O que é melhor: tratar o canal ou arrancar o dente?


Pergunta de um leitor:

“O que é melhor para um menino de 16 anos… tenho um dente em estado ruim, o que eu faço? Extraio o dente ou faço o canal… o que é melhor? Minha mãe falou que canal é ruim, pode quebrar… ela acha que o melhor é arrancar porque é o penúltimo dente de cima”.

Essa é uma pergunta que eu ouço bastaste e, assim como a do leitor, muitas vezes ela vem associada com a opinião do pai / da mãe / do vizinho sobre o que deve ser feito.

Geralmente, o leigo acha que o dentista sempre vai querer manter o dente porque é mais dinheiro no bolso dele… só que isso não é verdade. De forma imediata, salvar um dente parece mais caro, já que um tratamento de canal costuma custar mais do que uma extração dentária. Mas sabe o que é mais caro ainda? Um implante e uma prótese.

Se tivessem tentado tratar o canal…

Você até pode achar que extrair um dente significa “menos um pra dar trabalho”, mas eu acho que só se troca um problema pelo outro. Se cada dente cariado ou com necessidade de tratamento de canal for simplesmente extraído, um dia o estoque acaba, não é mesmo?! E, enquanto não acaba, o buraco só vai aumentando… faz-se o que com ele? Gente, dente serve pra mastigar! Se não há dente (ou uma prótese que o substitua), seu cardápio vai ser só sopa! Não sei você, mas eu não dispenso um bom churrasco…

Segundo a mãe do nosso leitor, “canal é ruim porque pode quebrar”. Não é bem assim. Dentes com tratamento de canal precisaram ser abertos, perderam tecido dentário (além daquele que já tinha sido perdido para a cárie) e ficam mais frágeis A NÃO SER QUE sejam restaurados logo em seguida do tratamento de canal ser concluído. Ou seja, muitas vezes os dentes que tiveram seus canais tratados se quebram porque não foram restaurados, ficando só na massinha por longos períodos… até quebrarem.

Enfim, não sou a dona da verdade e sei que a vida não tá fácil pra ninguém. Reconheço que muitas pessoas não têm condições de pagar por um tratamento de canal particular. Mas o serviço público e as faculdades de Odontologia estão aí pra isso. Nesses lugares é possível conseguir atendimento gratuito. Informe-se da disponibilidade desses serviços na sua cidade. Sim, provavelmente você vai demorar mais para ser atendido mas, ao contrário da fama, o tratamento não deve nada ao particular.

Vale a pena ficar com os seus dentes, e a decisão por manter ou extrair não é apenas uma questão do que você prefere fazer, mas da indicação do seu dentista e do plano de tratamento. É mais barato ter todos os dentes DESDE QUE você aprenda a cuidar deles. Peça orientação ao seu dentista. Gastar com saúde, de forma planejada, é investimento, não prejuízo.

Compartilhe:

Categoria: CirurgiaEndodontiaPrótese

Marcadores:

1.068 comentários

  1. Bom dia, minha filha tem 16 anos e a maioria dos dentes dela é de leite, tem um nascendo por cima do outro e o de baixo (de leite) está “fraco” e quebrou um pedaço deixando o nervo exposto, já marquei dentista só que ela só poderá ir quando terminar as provas, ela sente muita dor de cabeça, ouvido, o que devo fazer?

  2. Bom dia, eu extrai o primeiro pré-molar ha cinco dias e esta um buraco horrivel, é normal? Ainda doi muito, estou tomando nimesulida de 100 que a dentista passou durante cinco dias.

  3. Boa tarde DR. Estou muito perdida, confusa demais.
    Coloquei o aparelho em uma clinica e alguns meses atrás tirei uma panorâmica. Lá apareceu que eu estava com uma lesão embaixo da raiz do dente 34 e precisaria fazer um canal e aumento de coroa, por conta da cárie. O dente 35 também precisaria fazer o canal (ele estava com um pequeno quebrado, mas por dentro já estava feio).
    Como faz pouco tempo que tirei 3 sisos, e acabou ficando um pouco caro para mim, não poderia fazer esse tratamento no particular.
    Comecei a fazer o tratamento em uma clinica do SUS, e lá o DR. abriu o dente 35 e viu que realmente precisaria do canal e me encaminhou para o setor. Fui para o setor do canal, e lá outro DR. tirou um raio-x dos dois dentes (35, 34) e viu que realmente os dois precisariam de canal, e que para ele, o aumento de coroa teria que ser feito no 35 e não no 34, igual a minha clinica odontologica falou.
    O DR. do SUS me encaminhou para o aumento de coroa para esse fim de semana, pois ele disse que é preciso fazer o aumento de coroa para depois fazer o canal com ele.
    Estou perdida, nenhum deles disse que os dois dentes precisavam do aumento de coroa, cada um disse um dente diferente. Faço os dois ou só um? Tenho a panoramica e o raio-x apenas dos dois dentes, não sei se é possível te enviar para dar uma olhada para mim.
    E outra, é preciso fazer o aumento de coroa antes do canal, ou ao contrário?
    Estou cansada já, esgotada.
    Não sei qual é o certo.

    1. Karyne, não se preocupe com isso… não é uma decisão que cabe a você, você não precisa dizer para o dentista qual o dente “certo”, o dentista que vai fazer o aumento de coroa vai avaliar e fazer o que tiver que ser feito. Como são dentes um ao lado do outro, a remoção de um pouquinho de osso entre os 2 dentes, no final das contas, já acaba sendo um aumento de coroa de ambos. Então fique tranquila a respeito, no fim dá tudo certo. 🙂

      1. Boa tarde. Fiz canal no dente 37, e a prótese que coloca em cima do canal fica soltando, ai a dentista mandou eu fazer raspagem, e colocou de novo e tornou a soltar, a dentista mandou arrancar por ser o último, o que você acha? Gastei dinheiro a toa?

        1. Ivandisson, talvez. Mas não dá pra eu emitir uma opinião mais embasada apenas considerando o seu relato. Não sei se esse dente tem problema periodontal, afinal você fala em “raspagem”. Pode ser.

  4. Olá, doutora. Há dois anos uma obturação mal feita por meu antigo dentista caiu enquanto eu comia um biscoito. Como ela era pequena, o mesmo não me deu pressa em colocar uma nova e eu nunca mais lembrei disso. No início deste ano o dente quebrou muito a ponto de ter menos da metade de sua estrutura. Fui a um dentista e me informaram que seria preciso realizar um tratamento de canal e colocar um bloco. Pelo preço ter sido mais caro do que em outras clínicas, fui e outra pedir uma segunda avaliação. Pra minha surpresa, a dentista e a periodontista que me atenderam, através do raio x do dente, disseram que a raiz estava muito comprometida e que o canal poderia ser perda de tempo e ineficaz a médio prazo. Me sugeriram extrair o dente e colocar um implante, já que é o penúltimo molar do lado direito da arcada inferior e é muito necessário. Por conta disso, eu enrolei muito para decidir, pois viver com um implante não é algo que me atrai, tanto pela sensação de algo falso, quanto pelo preço e tratamento caríssimo, o que em tempos de crise comprometeria outras emergências de saude. Eu venho sentindo neste último mês algumas pontadinhas na parte de baixo desse dente que chega até o osso do maxilar. Não sei por que isso acontece pois, salvo alguns dias em abril em que senti muita dor, esse dente quase não dói. Gostaria de saber qual seria a melhor decisão a ser tomada e se no meu caso o tratamento de canal pode realmente não resolver. Fico agradecido pelo canal disponibilizado nos comentários do site.

    1. Ah, outro ponto que esqueci de relatar é que em abril a própria periodontista disse que a inflamação na raiz desse molar poderia comprometer o outro molar ao lado, “passando” a infecção e inflamação para ele. Isso é possível? Se passaram cinco meses deste então e estou preocupado e ainda indeciso sobre extrair e posteriormente colocar uma prótese ou insistir no tratamento de canal e colocar a coroa.

      1. Se há um comprometimento periodontal a ponto de já estar ameaçando o dente ao lado, deve ser algo mais severo. Nesse caso, pode ser que o melhor seja a extração, mesmo. Mas é como eu disse, estou supondo, não tenho como afirmar isso sem avaliar você.

    2. Arthur, se a raiz está comprometida mesmo, o tratamento de canal pode ser só uma medida paliativa. Mas não sei se é o caso, não tenho como me basear apenas no seu relato. Dentistas diferentes podem ter opiniões diferentes sobre o mesmo caso.

  5. Oi Dra. Ana, eu estou com um canal no dente, fui a um dentista e disse-me que para fechar o canal é preciso remover o nervo, porém eu ainda sinto dor no nervo, será que ainda assim devo remove-lo?

    1. O tratamento de canal consiste na remoção do nervo, Sambango. Então pra fechar o dente, é obrigatório removê-lo. Ao remover o nervo, o dente não dói mais.

  6. Olá doutora. O meu ultimo dente inferior do lado esquerdo, sem ser o siso. Pq o siso ainda não nasceu. Quebrou muito e a dentista falou que vai ter que extrair mesmo. Vai causar muito prejuizo pra saúde da minha boca a extração desse dente? Seria obrigatório um implante de um dente no lugar? Tenho 20 anos. Obrigado!

    1. Micael, se é preciso extrair, nem vale a pena discutir se o prejuízo será grande ou não… o que importa é que o espaço que vai ficar seja reabilitado. Se o siso ainda não nasceu, talvez seja uma opção “puxar” o siso para o lugar do segundo molar extraído. Se não for possível, o ideal seria um implante. Converse com a sua dentista.

  7. Boa noite, por favor preciso de ajuda. Fui ao dentista, pois meu siso que tomou o lugar do molar que extrai quando criança começou a doer, estava obturado e aparentemente estava ok. A dentista o abriu e disse que teria que tratar o canal. Iniciou o procedimento e a anestesia não pegava de jeito nenhum, inclusive aplicadas dentro do dente, fui a lua e voltei de tanta dor, depois de várias picadas e muito sangramento ela concluiu que a raiz estava fraturada e eu deveria extrair o dente. Fui a outra dentista que iniciou o procedimento de extração e a mesma coisa, aplicou tanta anestesia que meu rosto ficou todo torto, os olhos não fechavam. Foi um HORROR, no final ela não conseguiu extrair o dente e sai tonta e com a gengiva totalmente ferida pela constante tentativa de tirar o dente. Não sei o que fazer, estou apavorada, preciso desse dente pra mastigação, não entendo o porquê sofrer 2 vezes e o problema não foi sanado. Por que a anestesia não pegou? Será normal tanta dor? O que eu faço? Quero resolver, se necessário extração, ok, mas é tão doloroso? É POR SER SISO? Por favor me oriente. Obrigada.

    1. Tereza, o padrão é: dá-se a anestesia, ele “pega” direitinho, o dente é extraído e resolvido. Tomam-se analgésicos no pós-operatório, mas, via de regra, eles dão conta de controlar a dor e garantir o conforto do paciente. Infelizmente, algumas vezes as coisas não acontecem assim, e os motivos vão desde a ansiedade do paciente e alguma variação anatômica até a técnica de aplicação da anestesia e a relação das raízes do dente com a circunvizinhança. Tudo isso que você relatou não é normal, mas não é a primeira vez que leio esse tipo de relato. Não sei se sua dentista é especialista em cirurgia mas, se não é, seria bom fazer uma avaliação com um, talvez ela mesma possa indicar um colega pra realizar a extração.

  8. Dentista, o meu dente molar havia sido restaurado há mais ou menos uns cinco anos atrás, semana passada a restauração caiu e quebrou uma grande parte do meu dente junto, só tenho a parte lateral do dente e a parte de trás, a parte da frente e do meio se foram 🙁 , não quero extrair, tem como restaurar sem o tratamento de canal?

    1. Aria, se o canal não tiver sido atingido, tem. Nesse caso, um bloco deve resolver. Já se a perda de tecido dentário for muita, pode ser necessário pino e coroa, e aí precisa tratar o canal, mesmo que ele não tenha sido atingido (pra encaixar o pino).

  9. Oi doutora, bati o queixo ao cair no chao e tiver o primeiro e segundo pre-molares superiores dos dois lados abalados. Fui no dentista, ele arrancou o pedaço quebrado de cada dente, e acha que não da pra salvar, por ser uma fratura no meio que soltou a metade pro lado interno da boca dos pre molares, um pouco profundo. Mas um outro especialista em implantes, da mesma clinica, vai olhar depois do feriado, se tem como fazer canal e restaurar pra colocar a coroa ou tirar de vez e partir pra aqueles implantes caros. Eu acho que a parte q sobrou ta bem fixa e ainda tem a raiz. Será que tao condenando meus 4 pre molares superiores sem necessidade? Talvez deva procurar uma segunda opinião em outra clinica?

    1. Rafael, fica a seu critério procurar outra opinião, é um direito seu. Mas se as fraturas tiverem mesmo condenado as raízes desses dente, não tem jeito, tem que extrair. E aí é partir para o implante.

      1. Não sei quanto tempo posso ficar com o dente pre-molar pela metade assim (foi tirado os nervos mas ele ta aberto), não doi, mas n sei quando tempo posso ficar. O dentista disse que até mais de 1 mes. Pq quero orçar implante imediato, em clinicas diferentes, pq é algo caro pra 4 implantes. Por isso não arranquei os dentes totalmente, só a metade interna que estava mole. E os cuidados que deverei ter de higienização, se devo usar enxaguante bucal ou não.

        1. Com o curativo, até 6 meses. Mas esse é o tempo máximo, e esteja ciente que, sem a restauração adequada, seus dentes pode vir a quebrar mais. Então quanto antes você realizar os implantes, melhor. Higienize normalmente: escovação e fio dental. Não há necessidade de enxaguante, a não ser que seu dentista indique.

          1. Obrigado. Hoje foi extraído um pedaço interno tb do ultimo dente q faltava, que estava tb quebrado, pq tava começando a inchar a gengiva próximo desse dente. Agora os buracos nos dentes, que vc diz q pode deixar um tempo máximo (mas não recomendado) de 6 meses, pra arrancar em definitivo, não pode causar alveolite nos buracos?

  10. Olá doutora, eu já fiz canal nos dois dentes da frente, uns deles foi devido um acidente e afetou a raiz do dente… eu keria saber se é verdade q passar os anos eu vou perder esses dentes e qual os cuidados q devo ter, ahh e um deles eu já fiz clareamento, tem alguma problema? Obrigada.

    1. Daliely, não. Em princípio, tudo ok. Quando acontece um trauma como o que você relata, às vezes a rais do dente começa a reabsorver, ou seja, a ficar mais curta… nesse caso, perder o dente é uma possibilidade. Mas não é a regra, é exceção.

      1. Mas doutora e verdade que o dente q faz canal apodrece? Pois tenho medo, como disse fiz nos dois da frente e ainda tem o do lado pra fazer, no acidente bati a boca, e com o passar do tempo sentia eles latejando, e minha dentista disse q foi por causa da batida, olhando meus dentes são perfeitos, mas tem canais os 2 e vou fazer o outro… passar do tempos eu vou perder esses dentes? Fico com medo, obrigada.

        1. Não Daliely, isso não é verdade. Com o tratamento de canal bem feito e o dente adequadamente restaurado, seu dente vai durar, se tudo der certo, “pra sempre”.

          1. Daliely, depende. Pela própria falta de vitalidade (o “nervo” do dente é removido no tratamento de canal, Às vezes já “morto”), às vezes porque a obturação do canal ficou um pouco mais alta (na região da coroa, já), e às vezes por algum derramamento de sangue que mancha a coroa do dente por dentro, deixando ela escurecida por fora.

  11. Doutora, eu tenho 14 anos, é o seguinte, minha gengiva começa a doer, meus dentes tão com umas manchas brancas em cima, e além disso, tao com as pontas quebradas, o que pode ser isso, estou com medo, e meu pre molar quando passo a língua em cima e meio fundo. Tou com muito medo de perder meus dentes.

    1. Léo, são vários sintomas diferentes que você descreve, que não estão necessariamente correlacionados. As manchas podem ser cáries (ou só manchas, mesmo), a gengiva pode estar doendo por causa de alguma lesão ou reação local, mas pode ser gengivite, também… e as “pontas quebradas” podem ser fraturas mesmo ou hipoplasias de esmalte. Enfim: procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo. Não vejo razão alguma pra você perder seus dentes.

      1. Doutora, meu dente foi tratado de canal em 2010 e esse ano passou doer muito ! Quando eu tomo ou como algo gelado ou quente, o que acontece? E a massinha branca q a dentista colocou parece q ta ficando mais curta, pq ela colocou tipo uma ponta no dente!

  12. Olá, quando eu era um pirralho eu fiz uma obturação no PS, assim que fiz 16 anos minha obturação quebrou e ficou um buraco no meu dente, como doía muito eu fui ao dentista do PS e pedi para ela remover meu dente, já que eu não uso ele e me gera altas dores, ela me disse que não ia remover o dente e que se eu quisesse tratar esse dente eu teria que fazer canal. Quais são as consequências se eu tirar o dente com o alicate em casa mesmo?

    [Dente: Primeiro Molar da esquerda]

    1. Rafael, primeiramente devo dizer que fiquei feliz pela dentista do PS ter se negado a extrair seu dente, por dois motivos: 1. Você usa ele SIM, ele vai fazer falta; 2. Você é menor de idade, não tem poder legal pra decidir isso (e se fosse maior, ainda assim não é algo que simplesmente o paciente decide, mas que o dentista indica). Dito isso, acho que não preciso explicar muito o quanto tentar extrair seu dente em casa com um alicate é uma péssima ideia. Sabe o que vai acontecer? A coroa vai quebrar, você não vai conseguir remover as raízes e, se tiver muita sorte, não vai ter uma bela infecção. Juízo, ok?! Se você não pretende usar prótese pelo resto da vida, faça as coisas direitinho e trate o dente.

  13. Olá Dra. Tenho 15 anos, tenho uma dúvida, estou agoniado, daqui a 5 dias irei iniciar um canal no meu último dente inferior, ele não doi (achei estranho) mas apresenta um buraco muito grande que tomou conta de mais da metade do dente, e o dente está muito escuro, minha gengiva não está inchada, queria saber se corre risco de perder esse dente por esses 5 dias? Não doi, mas estou muito agoniado…

    1. Não, Lucas. Pra chegar a esse “buracão” com certeza levou bastante tempo… não vai ser em 5 dias que o dente vai deteriorar a ponto de ser preciso extraí-lo.

  14. Olá, tenho uma obturação há uns 10 anos e esse foi o último recurso segundo o meu dentista, se não resolvesse eu teria que fazer um canal. Até hoje não tinha sentido mais nada, mas de uns dias pra cá tenho sentido uma pontada fina uma ou duas vezes ao dia, o dente não está doendo, ao redor não está irritado e nem nada do tipo. Fui ao dentista na semana passada, tirei um raio x e ele disse que parecia estar tudo certo e que poderia ser só sensibilidade, mas estou indo para o exterior em 2 semanas e não quero passar sufoco lá, o que pode ser isso?

    1. Esse incômodo é espontâneo ou provocado, Lai? Quando você mastiga dói? Ou são só as pontadas esporádicas? Você tentou usar alguma pasta para dentes sensíveis?

  15. Dra, acompanho seu blog ha muito tempo, mas essa é a primeira vez que publico.
    Faço um acompanhamento com minha dentista ha muito tempo e estou muito satisfeito. Porém, ha uns meses atrás uma radiografia apontou que talvez tivesse necessidade de tratar canal e me indicou um médico especialista.
    Ha uns 5 dias atras a minha gengiva começou a inchar, ficar vermelha e sangrar. Usei Periogard e Tylenol e aproveitei esse encaminhamento para marcar com o especialista (endodontista).
    No tocante a gengiva, o endodontista me disse que não tem problema, foi um machucado e a gengiva voltará ao normal.
    Porém com relação ao dente, tirou uma radiografia a disse que não tem cárie, porém precisava tratar o canal, mostrando uma sombra negra na ponta.
    Marquei, mas estou muito tenso. Todo mundo no meu trabalho me disse que o canal vem de uma cárie que se alastrou até o canal do dente.
    É possível não ter cárie e precisar fazer o canal?

    1. Anderson, é possível sim. Essa sombra na pontinha da raiz é um sinal radiográfico de que o “nervo” do dente necrosou. Por que isso aconteceu a gente não sabe, pois o mais comum é que seja por causa de uma cárie profunda, mesmo. Mas, se aconteceu, tem que remover a polpa (nervo) morta e tratar o canal. Fique tranquilo.

      1. Muito grato, doutora. Tem sido uma semana bem difícil e acho que segunda feira acaba com o tratamento do canal. Eu tenho muito medo de dentista, a vida toda, rs. O dente ao lado do que precisa de canal começou a doer durante a mastigação. É normal isso?

          1. Dra, deu tudo errado.
            No dia em que estava marcado o canal, o endo disse que havia uma fratura que ele não tinha percebido no raio x e portanto seria, na opinião dele, necessária a extração.

            Já fiquei pra morrer com isso. Hj estive na minha dentista que me acompanha ha anos e de fato precisarei extrair o dente que está partido no meio.

            Já estou como? Nunca arranquei um dente, tenho apenas 37 anos. Minha mãe tem 67 e nunca arrancou.

            Acabei marcando pra quinta, mas não estou muito confortável. Ao menos estarão as duas, minha dentista atual e minha dentista de anos atras que se especializou nesta parte.

          2. Que pena, Anderson… mas se o dente fraturou ao meio, não tem jeito, mesmo. Procure ver pelo lado bom, atualmente é relativamente simples a reabilitação da perda de um dente só. Sugiro um implante, é a solução mais estética e funcional nesse caso.

  16. Olá Drª, fiz canal no dente ha mais ou menos 1 mes, e aconteceu que o dente quebrou e ficou um buraco, não sei se foi a resina que caiu ou foi o dente mesmo que quebrou, estou com receio de ter que arrancar o meu dente, ja liguei pro meu dentista e marquei um horario, mas estou receosa do que ele vai dizer, será que vou perder o meu dente ?

  17. Posso extrair um molar, penúltimo dente superior, sem colocar outro no lugar? O que acontece se extrair e não fizer implante? Não tenho condições de fazer um implante agora e meu dente está perdido.

    1. Diana, você não precisa fazer implante agora… mas sugiro que você faça algum tipo de prótese pra, pelo menos, manter o espaço e devolver a função do dente que vai ser extraído (se realmente for caso de extração, porque se pelo menos a raiz ainda estiver boa, dá pra usá-la pra fazer pino e coroa). Gostaria que você lesse o seguinte texto (e visse o vídeo), explica direitinho essa questão. –> http://medodedentista.com.br/2012/01/a-falta-que-um-dente-faz.html

  18. Tenho 14 anos, meu último dente superior esquerdo está com um furo enorme e dói muito, principalmente à noite quando vou dormir e na escola durante as aulas, e isso vem me atrapalhado bastante, ainda não contei para os meus pais porque achei que seria uma dor temporária, mas não foi, já tem 4 dias que sinto essa dor (começou no dia 23/09/16) e até hoje (27/09/2016) não melhorou, só está piorando, mas hoje irei conversar com meus pais porque não aguento mais tanta dor, já tentei gargarejar água com sal, tomar ibuprofeno, aspirina e não adiantou de nada, lembrando que até o início desse ano, eu ia no dentista regularmente (todo mês), mas parei de ir porque minha saúde bucal estava boa, será que terei que arrancar o dente ou terei que fazer tratamento de canal?

    1. Daniel, provavelmente é só uma cárie. Nesse caso, removê-la e restaurar o dente deve ser suficiente. Converse com os seus pais logo, vá ao dentista. Quanto antes, antes a dor vai embora.

  19. Olá, Dra. eu tenho um canal no dente 21 com fibra de vidro, fui ao dentista para controle e falei q o meu dente sangrava qdo eu passava o fio dental e parecia inflamado, ela pediu uma tomografia e veio o diagnóstico q o meu dente está fraturado na raiz e apresenta reabsorção óssea, indicação para implante, o dente esteticamente está perfeito, não está escuro e nem mole!
    Será q não existe outra opção sem ser a extração? Estou bem chateada com a situação.

  20. Olá, eu tenho um tratamento de canal marcado para daqui a 10 dias, e hoje percebi que meu dente se move um pouco. Eu estou muito preocupado pois não quero perder um dente e nem usar aquelas próteses dentárias. A minha pergunta é: vai ser possível fazer o canal mesmo com o dente não estando tão fixo como antes, ou terei que extrai-lo ? Se eu fizer o canal com o dente um pouquinho mole assim, o dente pode cair depois ?
    Ajuda por favor, estou desesperado. Primeiro que eu morro de medo de dentista, e segundo que não posso perder um dente! Mesmo empurrando-o com a língua eu não consigo movê-lo, não chega a esse ponto. Só que com o dedo eu percebo que não tá tão fixo como os outros dentes normais.

    1. Lucas, é comum que dentes que precisam de tratamento de canal tenham uma pequena mobilidade, fique tranquilo. Isso não coloca em risco o seu dente e nem contraindica o tratamento, pelo contrário. Com o canal tratado, essa mobilidade deve sumir.

  21. Olá doutora, há uns 4 anos eu estou com um dente quebrado e desse dente quebrado evoluiu pra um buraco enorme, muito fundo, e que agora ficou escuro e doendo muito, estou tomando anti-inflamatórios recomendados pelo meu dentista para a extração, mas estou com medo, pois estou tendo dores agudas muito fortes, e ao redor do dente na gengiva está muito dolorido; doutora sera o jeito de extração mesmo, pois já não aguento mas tanta dor! Mais uma pergunta, se eu arrancar o dente inflamado do jeito que está pode causar alguma coisa mais grave ?

    1. Cícero, o “mais grave” é manter o dente do jeito que está. Pode ser caso de extração, pode ser caso de tratamento de canal, não dá pra afirmar qual o tratamento apenas com base no seu relato… mas é preciso tratar logo.

  22. Dra. Ana, há alguns meses venho adiando a ida ao dentista, por não doer acabei me acomodando com 1 dente que esta completamente quebrado e “aberto”, de forma que até ao escovar as vezes sinto incomodo, acredito que algum nervo esteja exposto. Mas acabou que recentemente outro veio dar problema, um furo só que acabou que em umas das cutucadas nele, lá o dente se quebrou também, mas só que esse sangra 🙁 . Enfim, agora vou o mais rápido resolver isso. Mas a pergunta é: meus dentes são muito frageis, sempre quebram, será que pode ser algum problema ?

    1. Hanna, sangra a gengiva ou sai sangue de dentro do dente, mesmo? Se for de dentro, a polpa (nervo) está exposta, e deve ser caso pra tratamento de canal. Difícil dizer se há algum problema generalizado nos seus dentes apenas com base no seu relato. Enfim… procure logo um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

      1. Doutora, gostaria de saber se eu posso arrancar um dente inflamado já que não tenho condições de pagar o tratamento de canal. Ja estou com ele assim ha um bom tempo.

  23. Boa tarde, Drª Ana. Tenho algumas perguntas: quando um dente com canal começa a doer e na panorâmica aparece uma inflamação, o que pode ser? O dente tem canal e uma coroa, começou a doer e tomei antibióticos e anti-inflamatório receitados pelo dentista há um pouco mais de 30 dias. Não estou mais com dor. O primeiro dentista disse para retratar o canal e fazer uma nova coroa. Fui no convênio e o segundo dentista disse que meu dente pode não aguentar, então sugeriu que eu faça uma placa para proteger o dente, não sei como é esta placa, mas ele disse que vai observar se será mesmo preciso fazer o retratamento. Fiquei desconfiada, já que a placa custa caro e o convênio não cobre. Agora estou sem saber o que fazer. É possível que exista uma inflamação e não seja necessário retratar o canal? O que é melhor fazer, esperar ou retratar o canal? Preciso de uma terceira opinião, principalmente da sua que não tem fim lucrativo. Muito obrigada.

  24. Ola Dra. Ana! Usei aparelho por 6 anos e precisei extrai 4 pré molares para correção. Não precisei extrair os sisos na época quando eles nasceram, pois não me causaram problemas. Agora o terceiro molar direito quebrou, o siso. Fui ao dentista que informou que a minha arcada dentária estava completa que era para eu fazer um canal neste dente, que eu iria sentir falta dele se eu tirasse. Minha dúvida é: sentir falta de um dente siso ? Não seria melhor extraí-lo e aproveitar e extrair também o superior ? Pretendo retirar os dois do lado esquerdo depois também. Ficar com 24 dentes na boca é anormal ?

    1. Daniela, eu concordo com você… se a situação é essa que você descreve, acho mais fácil simplesmente extrair esse siso e o superior (porque, sem o antagonista o dente superior tende a extruir / “descer”). É o que eu faria. 24 dentes ainda é suficiente para uma oclusão totalmente funcional.

  25. Ola Dra. Gostaria de saber se poderia fazer um canal em um molar antes de extrair os sisos ? Ha algum risco? Ou tenho q esperar pra depois da extração ? O dente é ao lado do siso e fiquei sem saber se poderia descobrir a necessidade de extrair os sisos depois de um raio x na emergencia deste dente q necessita do canal… obs.: estou com o curativo desde 30/08 e a extraçao do siso esta marcada pelo cirurgião para o próximo dia 19/09. Desde ja agradeço pela atenção!

    1. O canal pode ser feito antes sim, Gleyce. A radiografia ideal pra avaliar os sisos é a radiografia panorâmica, se você não fez uma recentemente, seria bom fazer pra avaliar a posição desses dentes. Converse com o seu dentista.

      1. Ok! Obg. pelo esclarecimento, ja fiz a panoramica e vou correr para resolver o canal antes da extraçao dos sisos, fiquei receosa por achar q iria mexer muito na regiao antes da extraçao… Grata!

  26. Doutora, há uns 4 meses a restauração que havia feito no dente caiu e por falta de tempo, não procurei o dentista e fiquei com o dente aberto. Hoje fui no dentista e a mesma disse q terei que fazer um raio x chamado: “periapicais”, porque ela acha que deu canal… minha pergunta é: é possível que em tão pouco tempo a cárie tenha ficado tão profunda, não seria o caso de apenas fazer uma nova restauração, acha mesmo que precisa de tratamento de canal?

    1. É possível sim, Eduardo. 4 meses é bastante tempo. Faça o exame como pedido, com a radiografia em mãos a dentista vai confirmar pra você (ou não) a necessidade de tratar o canal.

  27. Olá Dra. Boa Noite! Fiz uma restauração ha aproximadamente 10 anos, usei a massinha branca, da cor do dente, a cor da massinha, por ser branca dura menos que a cinza? O dentista disse que seria melhor eu trocar todas as 3 que eu tenho branca pela cinza pra evitar novo canal. Isso procede?
    Tenho 23 anos e ha 2 semanas venho sentido dores, passageiras, percebi que essa restauração quebrou uma pequena parte (dente 37). Já retirei os sisos ha uns 4 anos, então este agora é meu ultimo dente do lado esquerdo inferior. Tinha ido a um dentista e aparentemente seria apenas troca de restauração. Fui novamente ao dentista hoje, pois na madrugada de ontem senti fortes dores. Ele fez o raio x e constatou uma carie lateral, por isso ficou oco e a restauração rompeu. Ele removeu a restauração e colocou no “buraco” um anestésico e uma massinha provisória, não vou tratar o canal com ele pq é bem distante, quanto tempo após colocar esse “algodão” essa massinha devo fazer o canal? Posso ficar com essa vedação por no máximo quantos dias? E ele alegou que seria feito o canal em aproximadamente 10 sessões, realmente demora tanto tempo assim? Dói na hora da remoção do nervo do dente? O que eu devo fazer para diminuir a inflamação antes de ir fazer o canal? (ele aplicou anestesia 4 vezes e ainda doía bastante para remover a restauração antiga). Há diferença na peça de porcelana ou metal, a de porcelana é o dobro do preço mas alegaram que é mais frágil que a de metal, qual seria melhor opção para durabilidade? Tenho muitas dúvidas, muito medo e receio desse tratamento, ouvi relatos de dentistas, que canal mal feito pode transferir a infecção/bactéria para o rosto e gerar sérios riscos, tem casos até de óbito.

    1. Quantas perguntas, Geise. 😀

      Vamos lá: restaurações em resina (da cor do dente) costumam durar menos, sim, que as de amálgama (metal). Elas precisam ser trocadas periodicamente, já as de amálgama, nem sempre. Se seu dentista acha que, no seu caso, o amálgama está mais indicado que a resina, ok. Trate o canal assim que possível, ficar só com o curativo não é seguro do ponto de vista da resistência mecânica desse dente nem da possibilidade de você sentir dor. Não tem um “máximo de dias”, apenas tenha em mente que é algo provisório e que precisa ser resolvido o quanto antes. Alguns tratamentos de canais podem durar várias sessões, sim. O tratamento é feito sob anestesia, se não há dor agora, não há motivo nenhum pra haver dor durante o procedimento. Se seu dentista achar necessário, ele vai prescrever medicação antes de começar o tratamento de canal pra “desinflamar” o dente, se não, não. A porcelana é menos resistente que o metal, mas mais estética. Isso não quer dizer que ela é pouco resistente, apenas em comparação ao metal. A de metal deve durar mais, sim. Não há motivo pra você ficar pensando nas consequências de um canal mal feito agora, você nem tratou o canal ainda… e por que seu dentista faria um trabalho ruim? Confie nele.

  28. Drª, estou fazendo um tratamento de canal em dois dentes, estou no segundo dia, e o meu dente estava escuro entre um e outro, e ainda continua, isso é normal?

  29. Ana Boa Tarde, preciso tirar uma dúvida, fiz um procedimento de canal no meu dente N15 direito superior ha praticamente 1 ano atras, foi feito um otimo trabalho, porém por falta de recursos financeiros, não tratei para procedimento da restauração do dente, logo essa semana ao escovar o dente, ele quebrou de maneira que ficou só a raiz pra dentro da gengiva e um pedaço do dente fora. O que você acha que é recomendado fazer?

  30. Uma pergunta (de uma pessoa bem leiga no assunto haha): eu nunca fiz canal e só escuto / leio comentários de que dói e que as pessoas têm pavor disso. Única coisa mais “extrema” foi minha extração de 5 dentes (4 sisos e 1 supranumerário) e não doeu nadiiinha, nem durante e nem pós-extração. Então por que a extração não dói (mesmo tendo que quebrar o dente em pedaços), mas dizem que a dor de canal sobrepõe-se ao efeito anestésico?

    1. Paula, sua pergunta é ótima, na verdade. 🙂 A anestesia pra extrair e pra tratar o canal é essencialmente a mesma. Então, por que é que um procedimento dói e o outro não? Aí é que está… isso não é verdade. O que ocorre é que você procurou o dentista numa situação em que não havia urgência, sem dor, sem inflamação ou infecção. Já no caso do tratamento de canal, grande parte das pessoas só vai ao dentista em último caso, quando o dente já está doendo muito de forma espontânea, inflamado, infeccionado, com o rosto inchado. Nesse caso, não dá pra fazer milagre… quando o dentista “mexe”, claro que dói. A inflamação dos tecidos altera a “acidez” deles e a anestesia, nesse caso, tem dificuldade de fazer efeito. E aí o resultado é um monte de gente morrendo de medo de tratar canal porque “é uma dor horrível”, só que a dor não foi causada pelo dentista ou pelo tratamento… pelo contrário: é o tratamento de canal que faz o dente parar de doer. O dia em que as pessoas entenderem isso e procurarem o dentista ao primeiro sinal de dor (e não no estágio do insuportável) ou, melhor ainda, antes de sentir qualquer dor, pra fazer um checkup periódico, o tratamento de canal vai perder a “fama de mau” (até porque, muitas vezes, será possível evitá-lo). Amém. 😉

  31. Ana, tenho um molar que quebrou e ficou um buraco muito fundo, aparentemente não tem mais a polpa e esse buraco é muito profundo msm, creio que vá até o fim da raiz, quando eu utilizo o palito para higienizar. Percebi que pouco a pouco a área ao redor desse molar está quebrando, quando eu como qualquer tipo de alimento principalmente coisas salgadas, começa doer demais, depois que o dente se rompeu, comecei a presenciar um odor incomum saindo do dente, mesmo escovando 3 vezes ao dia ele persiste, sei que foi descuido meu deixar chegar e esse extremo, mas por esse motivo eu tenho vergonha e muito medo de procurar um dentista, você acha que seria possivel a extração desse dente? O que você recomendaria?

    1. Adriano, pode ser que já seja caso de extração, sim. Mas é preciso avaliar… pode ser possível, ainda, tratar o canal, fazer pino e coroa. Assim você recupera seu dente. Sugiro que você procure um dentista o mais rápido possível. Não precisa ter vergonha, esse é o nosso trabalho. 🙂

  32. Ana, tenho um dente com canal que fiz em agosto do ano passado, passado três meses o dente começou a doer e ter fístula, fui no dentista novamente e ele disse que era infecção na gengiva e me receitou um antibiótico, só que aí a fístula aumentou e eu fui nele novamente. Ele retratou o canal, até aí tudo bem. Só que aí o dente deu problema de novo.
    Fui em um outro dentista porque meu siso estava nascendo e na radiografia apareceu que o meu dente não foi tratado o canal corretamente. O dentista não foi até o final da raiz.
    Meu dente está doendo e com fístula de novo. Estou pensando em extrair, porque ele já me deu muito problema.
    O que você acha?
    Foi trabalho mal feito do dentista ou aconteceu alguma coisa pra ele não ir até o final da raiz?
    Não quero voltar lá porque já perdi a confiança nele.
    O que me sugere?
    Obrigada!

    1. Jessica, a obturação do canal foi até onde? Porque ela não costuma ir até o final da raiz mesmo, geralmente fica 1 mm ou 1,5 mm aquém. De qualquer forma, sugiro a avaliação de um dentista especialista em Endodontia (tratamento de canal). Se o seu dente é viável, não vejo vantagem em extrair… se você fizer isso, vai ter que usar prótese pelo resto da vida.

      1. Ele foi até a metade da raiz. Fui em outro dentista de ele me disse que as vezes o canal pode estar calcificado. Ele mandou eu tirar outra radiografia e disse se for isso mesmo ele vai abrir o dente de outra forma e tirar essa raiz calcificada. E se não tiver jeito vai ter que extrair e colocar uma prótese.
        Doutora, se estiver calcificada vou ter que extrair mesmo? Não quero usar prótese.

        1. Ah bom, essa já é outra situação. Realmente, às vezes o canal se fecha e não tem como a lima endodôntica passar, aí não dá pra tratar, mesmo. Se for preciso tratar, frente à impossibilidade, fica indicada a extração.

  33. Boa tarde, terminei de fazer um canal ha uma semana, mas depois que coloquei o bloco dois dias depois quando mastigo o dente esta doendo, nao e uma dor forte, mas esta continua ao mastigar, queria saber se e normal ou vou ter que voltar ao dentista p abrir, so de pensar de fazer o processo novamente ja to com medo ! Desde ja grata !!

    1. Rosana, provavelmente o bloco precisa de uma pequeno ajuste. Talvez ele esteja um pouco “alto”, mas isso é simples de resolver. Procure seu dentista pra reavaliar.

  34. Dra., me tira umas dúvidas… ha uma semana meu último dente da parte de baixo (não é siso, acho que o segundo molar, não lembro bem) tava doendo e meu rosto meio inchado, dois dias depois tava muito inchado na região da mandibula e perto do ouvido. Fiquei com muita dificuldade para abrir a boca. Fui ao dentista e ele falou pra fazer canal. Ha uns anos atrás eu já tinha ido ao dentista por conta desse dente, era preciso fazer aumento de coroa, mas acabei não indo por medo de doer e assim ficou com o curativo. Agora precisa ser feito o canal como falei. Então melhor arrancar ou fazer o canal?!

    1. Chris, se é possível manter o seu dente com o tratamento de canal… melhor fazer canal. A não ser que, por alguma razão específica, seu dentista recomende a extração.

  35. Bom dia, Dra! Há mais ou menos dois anos atrás fiz dois canais, o dente inferior não estava rendendo nenhum problema, diferente do superior, onde sempre aparecia uma bolinha de pus, estourava sozinha, mas sempre aparecia de novo e, até hoje, continua aparecendo e estourando. Por pura imprudência (admito) não fui ver o que era, mas há dois dias venho sentindo dores nos dois dentes. No dente superior o dentista não colocou o bloco, deixou apenas a massinha. Estou pensando em arrancar os dois, seria aconselhável?

  36. Oi Ana,
    Estou com um dente bem ruim, além de precisar fazer um canal, o dentista me falou que possivelmente ainda sera preciso uma coroa, pois ha muita massinha. Ha um ano atrás obturei esse dente, foi muito dolorido, deu uma cárie entre dois dentes, pois entre esses dentes o fio dental era de ruim acesso, o fio se partia e ficava preso entre os dois dentes, agora ele voltou a dar trabalho.

    Ana, nesse caso não seria melhor a extração? Pois vou gastar cerca de 1400 reais e talvez volte a dar problemas.

    1. Gustavo, se o dente é viável, dificilmente a extração é o melhor caminho. Extrair o dentes resolve o problema imediato, mas obriga você a usar prótese para o resto da vida. Próteses têm um custo de execução, de manutenção, etc.. Converse com o seu dentista, se vocês decidirem juntos que a extração oferece melhor relação custo x benefício… ok.

      1. Bom dia Ana, poderia me ajudar em uma dúvida novamente?

        Além do canal com uma suposta coroa no dente (primeiro molar), na parte inferior da boca, também precisaria extrair o dente do “Juízo” para colocar aparelho, a dúvida seria: se em vez de extrair o dente do “Juízo” extraisse o primeiro molar do canal, será que o aparelho aproximaria os dentes, um pouco pelo menos?

  37. Olá , estou com um buraquinho escuro do lado do dente do siso e estou muito preocupada, quando o buraco é do lado do dente é mais grave do que em cima? O que compensaria extrair o dente ou fazer uma obturação / canal? Se eu obturasse ou fizesse canal esse dente poderia dar problemas novamente como caries por ser uma área de difícil escovação? Obrigada.

    1. Bruna, não há necessariamente essa relação entre gravidade da cárie e o local em que ela aparece no dente. Quanto mais profunda ela é, mais grave. Em se tratando de um siso, via de regra se opta pela extração, a não ser que esse siso realmente seja necessário (se for apoio de uma prótese, por exemplo). Restauração (obturação) é uma coisa, canal é outra… não é porque seu dente está cariado que precisa de tratamento de canal, depende do caso… mas com certeza a cárie precisa ser removida e o dente restaurado. Sim, em locais de difícil escovação há mais chance de aparecerem cáries.

      1. Olá doutora, ha mais ou menos 1 ano fiz uma obturação no meu penúltimo dente da parte inferior da boca. Ha um bom tempo atrás parte dessa obturação saiu e ha uns 2 ou 3 meses eu sinto dores diárias, tanto no dente como no ouvido tambem. Fui ao dentista hoje e ele fez uma nova obturação em cima daquilo que já estava, eu senti poucas dores suportáveis durante o dia, mas agora a noite eu estou sentindo latejamentos, o dente está bem sensível e consequentemente alguns dentes estão sensíveis também. Eu não desejo fazer canal pois esse dente é de leite, prefiro fazer a remoção dele. Após a remoção do dente, a dor passará?

          1. Você nunca ter “arrancado” ele não significa que ele é um dente de leite, pois há dentes permanentes que nascem atrás dos de leite, sem que nenhum dente de leite caia pra isso. Converse com o seu dentista.

          2. Doutora, hoje mais tarde fui olhar esse dente que falei para senhora, então vi que ele está visivelmente mole, dei uma puxadinha bem de leve e percebi que ele estava meio solto. Quando dei essa puxada ele parou de doer (ele estava latejando de leve) por um tempinho. A gengiva não está inchada, mas se eu forçar um pouco com um dedo ela dói. Não consigo morder por causa desse dente, mas a sensibilidade dos outros dentes já passou. O que a senhora acha que esta acontecendo?

          3. Poderia ser um problema de canal, um problema gengival… depende. Pelo seu relato, ainda nem tem certeza que se trata de um dente permanente…

  38. Ola Dra. Ana. Fiz uma obturação no dente e o dentista disse que se doesse era pra eu voltar, pois poderia precisar de canal. De uns dias pra ca venho sentindo um incomodo bem leve durante a mastigação e contato com agua fria. Sera que pode ser canal? Também li sobre alguns estudos de medicos americanos sobre o canal ser fonte de bacterias que podem causar outras doenças. Isto é comprovado? O canal realmente faz mal à saúde?

    1. Rafael, o tratamento de canal não faz mal, pelo contrário. Quanto ao que você leu, essa teoria de que tratamento de canal causa (ou mantém) infecção se apoia na vida e obra de um dentista chamado Weston Price (1870-1948) que defendia a “Odontologia Holística”. Os experimentos de Price são superficiais e sem método científico algum. O tratamento de canal não causa infecção, ele remove uma infecção pré-existente. E em caso de insucesso na remoção da infecção, ainda assim não foi o tratamento de canal que causou a infecção.

      1. Dra.. Tenho um dente mole na frente, do nada amoleceu, gostaria de saber se o tratamento de canal é o mais indicado… E se eu fizer o canal eu posso usar aparelho ortodôntico?

        1. Luh, depende… se essa mobilidade tiver alguma coisa a ver com o canal do seu dente, pode ser. Mas talvez seja um problema periodontal (nos tecidos em volta do dente), que nada tenha a ver com o canal. Um dentista precisa avaliar. Dentes com canal tratado, em princípio, podem ser movimentados com aparelho, sim.

  39. Olá, Dra. Eu tenho 24 anos, nunca tive dente estragado, mas no ultimo mês uma obturação se desfez e meu dente ta furado; é o terceiro após o canino inferior do lado direito (acho que é o 46, não sei ao certo). O buraco ta ficando maior e quando me alimento, as vezes machuca, dá uma dor fina. No momento eu não tenho condições de fazer canal, disseram pra extrair, mas esteticamente falando pode ficar muito visível? Pode me trazer problemas de saúde futuramente?

    1. Maria Clara, não dá pra afirmar a necessidade de tratar canal apenas com base na sua descrição… muito menos de extrair. Procure um dentista pra avaliar, talvez seja só o caso de restaurar o dente novamente. Não tome a decisão precipitada de extrair porque, embora seja o “fácil”, vai obrigar você a usar prótese pelo resto da vida. Pense bem.

  40. Dra,
    Fiz um tratamento de canal e dois meses depois senti uma bolinha dolorida na gengiva na direção do dente tratado, retornei a minha medica e refiz o canal e fiz tipo uma raspagem externa pra retirar a bolinha. Agora sinto novamente que essa bolinha dolorida ou abscesso voltou 3 semanas depois de ter feito todo o tratamento. O que pode ser? Sera que terei de extrair esse dente? Ja retornei a minha medica e ela solicitou uma tc.

  41. Olá, doutora. Tenho 19 anos e há mais de um mês comecei a sentir uma dor de dente, no lado direito, mas não procurei imediatamente um dentista. A dor era bem forte e às vezes parecia ser no ouvido ou na cabeça. Não era num local bem específico.
    Pois bem. Nesta semana, fui à dentista e ela disse que teria que fazer tratamento de canal no dente 48. Ela me informou que o tratamento para esse dente em específico é muito difícil e demorado, e que o procedimento mais comum para esses casos é a extração do dente. Porém, como eu já extraí um dente próximo (quando usei aparelho), no meu caso, o mais indicado mesmo é fazer o canal.
    Queria saber, por favor, se o tratamento para este dente apresenta algum risco e o que pode acontecer quando se demora para fazer o canal. Estou preocupada porque, como já disse, levei mais de um mês para procurar um dentista e a cárie já está enorme. Até agora, a dentista só fez um curativo e passou um analgésico.
    Apesar de difícil, o tratamento do dente 48 é seguro? E, após o tratamento, quais são os cuidados que eu devo tomar para não afetar o dente restaurado?
    Agradeço desde já pela resposta.

    1. O tratamento de canal do 48 é seguro sim, Maya. Só não é tão comum, por se tratar de um siso, um dente geralmente extraído quando incomoda. Os cuidados são os mesmos de qualquer dente restaurado… em princípio, estando o dente bem restaurado, vida normal. É muito provável que apenas a restauração direta não seja suficiente e seja preciso fazer um bloco pra garantir a resistência da estrutura do seu dente.

      1. Muito obrigada pela resposta, doutora. Fui à clínica hoje mesmo, mas infelizmente não foi possível fazer o canal. Tive que extrair. A senhora poderia me informar se existe algum problema grave em extrair o dente 48, sendo que já extraí um pré-molar próximo? Algumas pessoas falam que o dente superior pode “descer”, mas não sei exatamente o que isso significa. Sei que nunca é bom ter que extrair um dente e que é claro que alguns problemas são inevitáveis. Mas queria ter certeza quanto à gravidade desses problemas e se existe alguma maneira de amenizá-los. Além disso, quais são os cuidados que devo tomar em relação à escovação e à alimentação daqui pra frente? Agradeço desde já pela resposta.

        1. O 48 é o siso, e a extração dos sisos é muito comum… não é um problema, em si. Se você tem o dente antagonista, o siso 18, ele agora não tem apoio, nenhum dente “morde” com ele. Nesse caso, ele pode descer sim, sair um pouco da gengiva em direção do espaço do dente perdido… e isso é ruim. A fato de você já ter extraído um pré-molar não tem a ver com isso, necessariamente, desde que o espaço tenha sido fechado com aparelho ou feito implante. Enfim… agora pode haver indicação de extração do 18. Converse com o seu dentista.

  42. Boa noite doutora, estou com o penultimo dente de cima com um buraco bem grande (cabe um cotonete), ele sangra e me deixa com um mau hálito, tem tratamento?

    1. Tem, Ariel. Deve ser preciso remover a cárie e restaurar o seu dente. Se o sangue sai do dente mesmo e não da gengiva, deve ser preciso tratar canal, também. Vá logo ao dentista, quanto mais você demora, pior fica a situação e menor a chance de você manter o seu dente.

  43. Olá Ana!!! Eu tenho manchas nos dentes por causa do uso de antibióticos, após a queda do dente de leite meus novos dentes já nasceram bem amarelados, principalmente os da frente que pareciam uma espiga de milho. Indo ao dentista, ainda na época do ocorrido, coloquei uma massinha branca por cima com o intuito de cobrir a mancha amarelada. Hoje, quero colocar facetas de porcelana, porém tenho 4 dentes cariados. O que eu devo fazer? Cuidar das cáries e depois colocar as facetas?
    Aguardo a resposta, um grande beijo.

  44. Olá Dra, há uns quatro anos atras estava com o dente cariado, entao fui ao dentista e restaurei, ela me disse que seria necessario um tratamento de canal pois a restauraçao nao iria durar muito, acabei relaxando um ano e pouco e meu dente realmente quebrou, agora fui ao dentista, nao pude extrair o dente e nem fazer nada, pois nao pegou a anestesia no dente devido a raiz ta muito prejudicada, e agora o que devo fazer? Toda vez que eu tentar extrair nao vai pegar anestesia e doer muito? Me ajuda, o que devo fazer?

  45. Oi!
    Doutora, eu estava escovando os dentes quando percebi que um dente estava furado. Mas eu não sinto dor, e aparentemente a cárie aparenta ser superficial, tenho 15 anos e queria saber o q devo fazer ? Agradeço desde já.

  46. Olá Doutora, ha mais ou menos 1 ano e meio atrás eu fui a uma dentista fazer obturação nos dois dentes da frente, esses dois dentes depois de um ano deu uma bolha de pus na gengiva em cima de um só dente, por isso procurei uma outra dentista, até porque eu havia batido esse dente, ele doía muito, depois que fui na outra dentista ela disse que seria necessário eu fazer o canal nos dois dentes da frente, só por isso, mas a primeira dentista em que eu fui tinha dito que não tinha esterilizado as ferramentas e me disse pra eu voltar dali 30 minutos, mas acho que não foi o suficiente para ela limpar tudo e ela foi almoçar e tinha acabado de dispensar um paciente, creio que seja infecção que peguei no consultório dela, pois não fui em mais nenhum depois dela, só fui nessa outra porque eu estava com dor, mas ela não mexeu em nada ainda, o que devo fazer em relação ao dente ? E em relação a infecção que peguei no consultório que fui primeiro ? Devo fazer com que ela arque com o prejuízo ?

    1. Kênnya, o que você tem não se “pega”… pela sua descrição, é uma fístula com origem no canal do dente que você bateu, por necrose pulpar (o “nervo” do dente “morreu” por causa do trauma). Pode ficar tranquila, você não “pegou” infecção nenhuma, mas sim, você tem uma infecção que requer tratamento de canal. Pelo seu relato não tenho razão pra achar que a primeira dentista tenha atendido você com material não esterilizado, pelo contrário, ela até pediu pra que você voltasse depois quando o material estaria ok. Se ela tivesse intenção (!) de atender você com material inadequado, teria feito isso logo que você chegou. Fique tranquila quanto a isso.

  47. Olá!
    Doutora, eu usei aparelho na base de 8 anos, após isso meus dentes começaram aparecer de tudo e principalmente infiltrações em obturações antigas, e teve que fazer CANAL, fiz duas logo de cara e coloquei a prótese estética da cor do dente. Após 3 anos, um dos dentes que tinha feito canal com prótese infiltrou, e lógico, a bactéria se instalou. Tive que remover a prótese e terá que colocar outro tipo de prótese, e o dente vizinho tb terá que fazer canal.
    Resumo da opera, tenho na base de 2 dentes que fiz canal e dois para ser feito. É muito caro você fazer o canal e mais cara a conclusão dele, para vc continuar a ter um sorriso bonito e manter a sua mastigação. Eu cuido dos meus dentes, hábito que já tinha qdo usava aparelho.
    Será que tenho algum problema, como posso tratar para não fazer tanto esse procedimento (canal), em tão pouco tempo?

    1. Aline, a palavra é: prevenção. E prevenção, em Odontologia, é baseada em higienização, correto uso da escova de dentes e do fio dental. Além disso, é essencial ir ao dentista pelo menos uma vez ao ano, mesmo sem qualquer queixa. É aí que as pessoas erram, por acharem que só se vai ao dentista quando o dente dói. Só que, quando o dente dói, já pode ser canal. Indo sempre, se houver algum problema em curso, dá tempo de evitar um procedimento mais invasivo.

  48. Doutora… tratei um canal ha um ano e meio, quando descobri quis logo arrancar, mas minha dentista resolveu que o meu dente tinha salvação, então tratei… sofri muito com dores, mesmo assim terminei o tratamento, porém vem surgindo algumas dores, inchou, ficou quase insuportável, conversei com ela, porém ela não quer de jeito nenhum arrancar o meu dente, nao quero passar de novo por uma tortura com mais um tratamento de canal, estou frustrada, paguei caro em um tratamento e mesmo assim não resolveu, qual a melhor forma de resolver?

    1. Mariani, se o dente tem tratamento, é melhor tratar. Se você não quer tratar, pode procurar um dentista disposto a extrair seu dente. Mas tenha em mente que você terá que usar algum tipo de prótese pelo resto da vida.

  49. Oi Ana…

    Eu tinha uma obturação em um dos dentes na parte inferior da boca, porém depois de um tempo essa obturação acabou saindo, e como eu não senti dor nem nada durante muito tempo acabei deixando pra lá, porém como ficou um buraco aberto no dente ele ficou bem cariado e acabou quebrando nas laterais, quais as saídas que tenho, o que pode ser feito?

    1. Vinícius, se não for mais possível restaurar de forma direta (se a perda de tecido dentário for muito grande), ainda é possível fazer bloco ou coroa. Procure um dentista pra avaliar.

  50. Olá doutora, há algum tempo estou com um dente cariado, mas não sentia dor no início, me acomodei e isso prejudicou. Agora o dente está completamente furado, não só internamente como nos lados também. Uso aparelho fixo, será que é preciso a remoção do aparelho para iniciar um tratamento? Será que um canal resolve, ou já é tarde demais e terei que extrai-lo? Sinto muita dor. Grata desde já!

    1. Lia, não dá nem pra afirmar que é caso de canal… mas se a dor é espontânea, é provável. Em princípio dá pra tratar, não deve ser caso pra extração. Não é preciso remover o aparelho pra tratar, talvez, no máximo, o bráquete ou banda que está nesse dente.

      1. Não, David! Só porque o dente dói, pelo menos, não. É preciso procurar o seu dentista e ver o que está acontecendo, qual o motivo da dor. É altamente provável que seja possível tratar e evitar a extração. Dentes fazem falta. 😉

        1. Acha que devo ir em outro dentista ? Já faz 3 meses que sinto dores na minha restauração, agora está começando a ficar sensível a água gelada, falei com meu dentista se posso fazer canal, ele bateu outro (Raio X), falou que não aparece nada, estou ficando preocupado, anda doendo muito ! Não sei o que fazer mais, ando gastando o que não tenho e n resolve nada!

    2. Boa noite Ana, eu recentemente fiz 3 restaurações em um dente só, duas por dentro, uma do lado do aparelho, e estas restaurações estão doendo muito, já irá fazer 2 meses doendo, ele vive trocando o curativo e fazendo radiografia, porém n consta nada no radiografia, estou muito preocupado, porq pergunto se é canal e ele não sabe dizer por não constar nada na radiografia, e meus dentes estão ficando muito sensíveis a água gelada, gostaria de saber sua opinião, devo preocupar outro dentista ? E se é preciso canal ? Porque ficou muito sensível ! E adorei sua página, parabéns.

        1. Os outros dentes não doem, apenas o dente 16 está doendo, ele que tem as 3 restaurações, aí como tava doendo muito mudou para curativo, porém ainda dói e ficou sensível, será que vai te que extrair ?

          1. Dra. Ana, fui em outro dentista, ela me disse que é preciso fazer canal e nem radiografia fez, estou com medo de pagar 500$ em canal + restauração, e ainda senti sensibilidade a água gelada, e as restaurações continuam doendo, um amigo meu que teve o mesmo problema falou que seria melhor extrair, que o dele não melhorou muita coisa depois que fez canal, meu medo é as restaurações doerem. Pois são 3! Poderia me ajudar só nessa dúvida agora? Agradeço muito todas as suas orientações!

          2. O diagnóstico quanto a necessidade de tratamento de canal é clínico, a radiografia nem sempre traz alguma informação importante. Considerando que seu amigo não é dentista, a opinião “técnica” dele é irrelevante. Via de regra, se o dente tem tratamento, melhor tratar… até porque se você extrair, terá que usar algum tipo de prótese pelo resto da vida.

    3. Olá doutora, tudo bem? Estou com um dente que foi restaurado ha um tempo atrás, mas agora está com uma carie um pouco profunda embaixo da resina, a minha dentista tirou a resina e fez um curativo e disse que precisa de canal, mas o dente não dói muito, só incomoda um pouquinho e quase nunca, não seria o caso de restauração somente?

      1. Depende, Mari. Se a cárie já comprometeu o canal, é preciso tratamento de canal. A indicação de tratamento, nesse caso, nem deve ter a ver com a dor que você sente.

  51. Oi eu tenho um dente podre, tem um buraco nele e umas partes do dente do lado, causado por uma carie, todos os dias doi muito na raiz, o que eu posso fazer ? Eu ja perdi o dente, tem como colocar outro ?

  52. Tenho uma cárie ha alguns anos e nunca tive como tratá-la, essa semana percebi que o dente esta ficando mole, como se quisesse cair, mas ainda dói na raiz… gostaria de saber se ainda é possivel fazer o tratamento com canal, e se não, qual melhor medida para tomar.

    1. Cris, depende do motivo dessa mobilidade. Se for o dente mesmo, aí o problema é periodontal, e talvez seja o caso de extrair. Se for uma fratura e só parte da coroa é que está mole, pode ser o caso de fazer um bloco. Já se a cárie já atingiu o canal, será preciso tratamento de canal e, provavelmente, pino e coroa. Procure LOGO um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  53. Dra. Ana,
    Estou com dois dentes para canal, um já iniciado. Só que um deles foi influenciado por uma cárie entre a banda do aparelho e este dente. O da banda foi restaurado, e hoje o dentista falou que deste que ja foi restaurado está próximo da polpa e que pode ser que eu esteja sentindo ele também. Estou desesperada, imagina ter que fazer três tratamentos de canal, ando angustiada e desanimada, não sei o que pensar Dra., fico imaginando em depois como será para comer, se vou sentir sensibilidade.

    1. Ana, uma coisa de cada vez. Termine o tratamento de canal desse dente e, depois, você vê se está sentindo o outro. É uma preocupação que não adianta nada, agora. E só porque uma restauração é profunda não quer dizer que o dente precisará ter o canal tratado.

  54. Doutora, tenho pavor de dentista e também nunca tive condições financeiras… Meu antepenúltimo dente de baixo estava acho que podre, todo despedaçado, ja ha anos (tenho 26 anos), e agora caiu todo esse dente, ta um buraco enorme onde ficava esse dente, só tem gengiva e um pedaço da ponta desse dente que caiu, mas está inteiro… obs: meus dois antepenúltimos dentes de baixo estão assim, um caiu e ficou uma ponta e o outro ta despedaçado, só tem umas pontas… não dói mas me preocupou esse cair inteiro… o que você me indica? Quais riscos corro? Muito obrigada.

    1. Dolce, se pelo menos as raízes desses dentes estiverem viáveis, é possível tratar canal, fazer pino e coroa. Procure um dentista pra avaliar. O risco que você corre, com o dente assim, é manter um foco de infecção no seu organismo.

  55. Boa tarde Dra., meu nome nome é João, meu bloco caiu há uns meses e agora meu dente está bem preto e parece que minha gengiva está aberta, bem do lado do dente, pois quando como parece que entra comida na gengiva, pois quando aperto após comer sai sempre algum resíduo, não tenho condição no momento de fazer um tratamento, gostaria de saber se optasse por arrancar (o dente é o segundo molar) seria bem prejudicial? E outra, esse dente estando com carie ele pode passar pra outro dentes? Gostaria de saber o q a Sra. me indicaria.

    1. João, se você não condições de fazer um tratamento agora, terá de usar prótese pelo resto da vida? É uma péssima ideia extrair um dente viável. Em longo prazo, isso vai custar bem mais caro pra você. O que eu sugiro, no momento, é procurar um dentista, remover a cárie e fazer, pelo menos, um curativo nesse dente. Aí você vai se programando pra fazer o tratamento. Acredite, se você extrair agora, há uma GRANDE chance de se arrepender.

  56. Olá, boa noite… minha sobrinha de 7 anos extraiu o primeiro molar inferior, o dentista pediu uma radiografia pra ver se poderia extraí-lo… assim o fez, mas ele não deu pontos, pois disse que assim não prejudicaria o nascimento do dente permanente, ele está correto em fazer assim, em não dar pontos?
    Obrigada!!

      1. Dra, tive um dente que tive que fazer canal pra depois restaurar, restaurei tudo ok, depois de 8 meses ele caiu e ainda quebrou a metade e ta mais ou menos na gengiva, o que eu posso fazer, n ta doendo, mas eu acho q ele foi destruído por dentro, mas n sinto nenhuma dor, o que eu faço ?

  57. Boa tarde! Tive uma cárie profunda em um dos meus dentes molares inferiores na infancia. A Dentista fez obturação na epoca, mas agora depois de mais de 10 anos, meu dente trincou e semanas depois quebrou-se a metade do dente, boa parte da obturação saiu e a gengiva está exposta e inchada no local deste dente, latejando constantemente, sendo impossivel comer ou beber qualquer coisa sem sentir fortes dores. Meus sisos inferiores nasceram pela metade e estão tortos na gengiva, mas estão em otimo estado. Vou colocar aparelho nos proximos meses, só estou esperando o prazo de validação do plano odontologico, e provavelmente terei de arrancar estes sisos. Minha duvida é: ao inves de tratar este dente quebrado, se eu arranca-lo e arrancar tambem o par dele do outro lado, meus sisos vão sair da gengiva por ter mais espaço e o aparelho vai corrigir a arcada dentária com o tempo? Me ajude, pois estou há duas semanas com dor de ouvido e dor de cabeça por causa deste dente, tomando paracetamol, mas não tá ajudando, cada dia piora mais!! Devo arrancar este dente?? ‘o’

        1. Edneusa, deve dar. Talvez não dê pra fazer uma restauração direta, aquela que o dentista faz na hora, porque depende do tamanho da cárie. Mas dá pra fazer um bloco, uma coroa… enfim, dá pra aproveitar a raiz. Procure um dentista pra avaliar.

  58. Olá ! Tenho 22 anos. E tenho um dente que quebrou… Há um tempo fui ao dentista e fizeram a limpeza e colocaram o remédio c/ massinha… Precisava fazer canal… Não fiz… A massinha foi saindo… E ficou o buraco… Até q metade do dente quebrou… tenho muiiito medo de dentista… Queria perguntar se posso arrancar o resto do dente… Sem fazer o canal, pra por um implante. E se o implante doi pra fazer… tenho muito medo mesmo…

    1. Regiane, se o seu dente ainda tiver tratamento, não vejo vantagem em extraí-lo pra fazer implante. Se o problema é o medo, nos 2 procedimentos a anestesia é a mesma, pra você não muda muito. Procure um dentista pra avaliar e, se der pra tratar canal ainda, faça isso. Depois pino e coroa. Resolvido. 😉

  59. Olá doutora, tenho pavor de dentista e isso com certeza é uma das causas dos meus dentes em mau estado. Tenho 18 anos e três restaurações, o doutor colocou uma massinha cor de chumbo, o que ficou muito feio pois parece cárie, esse procedimento foi feito a uns 3/4 anos e gostaria de saber se ele teria como tirar essa massinha e colocar uma clara da cor do dente sem prejudicar os dentes já restaurados.
    Meu penúltimo dente superior do lado esquerdo está praticamente destruído, quebrado, muito cariado mas não está infeccionado, quero fazer a extração dele, corro muito risco de já ter chegado na gengiva? Arrancar solucionaria meu problema?
    Obrigado desde já.

    1. Kendra, sim, em princípio é possível substituir a restauração de amálgama por uma de resina, da cor do dente. Quanto ao outro dente, não estou tão certa da necessidade de extração… talvez seja só o caso de tratar canal, fazer pino e coroa. Procure um dentista pra avaliar.

  60. Boa noite, doutora. Bom, gostaria de saber se é normal na extração do dente o dentista colocar tipo algodão dentro do dente, não sei se é realmente algodão, mas é um negócio estranho, a cavidade está com odor estranho… Isso é algum tipo de sutura absorvível? Faz 3 dias que o dente foi extraído.

  61. Boa tarde Doutora. Minha mãe fez um tratamento para restaurar 1 dente. O tratamento demorou praticamente 4 meses. No raio X aparentemente estava tudo bem, só que, após estar tudo acertado com o dentista, ele começou a doer muito e por fim um outro dentista informou que ela teria que arrancar. Foi o dente e o dinheiro perdido. Digo que ela pagou para sentir dor. Minha dúvida maior é se o dentista devolve o dinheiro ou parte dele? Entendemos que ele teve gastos, mas ela também teve com medicamentos durante o tratamento.

    Aguardo resposta,
    Muito obrigada!

    1. É questão de vocês conversarem, Maiara. Acho justo que sejam levantados os custos do tratamento e, o que foi proposto e não concluído, tenha o valor referente ressarcido.

    2. Claro que sim, o fornecedor e serviço responde, independente e culpa, pelo dano causado. Converse com o seu dentista, caso ele não queira resolver de forma amigável, busque fazer valer seus direitos.

  62. Bom dia doutora, eu gostaria de mais informações sobre o transplante dental com siso, pois acabo de perder um molar, anteontem, sendo que tambem já tinha perdido o pré-molar há mais tempo, ou seja, estou sem dois dentes seguidos! Isso pra mim está sendo terrível, mal posso comer, porque a mastigação ficou muito comprometida, na verdade quase impossível, fiquei inclusive em depressão e tudo, não tinha mais vontade de sair nem fazer nada… por exemplo, num dia lindo de sol, como o q está hoje, eu normalmente passaria a tarde toda na praia, mas no meu estado, totalmente desanimado, não penso em mais nada que não seja mais esse dente perdido. Enfim, voltando ao assunto… Eu estava considerando fazer o implante, mas é tão caro (é uma facada no bolso) e eu não sabia que dava pra fazer transplante com siso. No meu caso, eu tenho o siso direito bem grande, a gengiva até chega a fazer uma curva para dentro, acho que desse siso daria pra fazer até uns 2 ou 3 dentes.
    Do dente que me caiu anteontem só sobrou um caquinho bem minúsculo em um dos lados, e a raiz. Eu pensava que isso não fosse mais acontecer, pois fiquei por 4 anos com a metade do dente. Agora nem isso mais eu tenho, o pior é que ficou um espaço vazio horrível, enorme, porque como eu já tinha dito, agora faltam 2 seguidos… Não tenho nem 28 anos ainda, e olha minha situação! 🙁
    Já chorei, já me desesperei… Enfim, não sei como vou agir, mas tem que ser rápido.
    Minha maior esperança era a nova técnica dos biodentes, produzidos com as células tronco em laboratório, mas acho que essa técnica ainda não está disponível/acessível, apesar dos avanços, e eu não posso mais esperar até que esteja.
    Poderia responder por favor o quanto antes? Pois qualquer decisão a ser tomada tem que ser feita o mais rápido possível, estou correndo contra o tempo, me ajudem!
    É realmente seguro transplantar um siso para o local onde o molar estava? Tipo, ele fica como se fosse o dente normal, podendo mastigar e tudo mais?? Essa solução tambem ajuda a prevenir a perda óssea?

    1. Leo, esse tipo de transplante é possível… mas é uma cirurgia quase experimental, não é todo profissional que faz. Geralmente são cirurgias feitas em meio acadêmico, pra publicar trabalhos, mesmo. E é preciso que haja certas condições: uma base óssea adequada; o siso e o primeiro molar têm que ter tamanhos e anatomia parecidos (formato das raízes, também); o transplante tem que ser feito na mesma sessão da extração. Ainda: mesmo com todas as condições dentro do previsto, pode não dar certo. É muito mais plausível fazer um implante (ou uma ponte fixa com 2 elementos)… mas se você quiser ir atrás disso, eu acho que deveria procurar uma Universidade.

  63. Olá, Doutora! Tenho quase 18 anos e meu siso do lado esquerdo inferior está nascendo e venho sentindo dores. Me acostumei com a dor, pois todos os outros já nasceram e é sempre assim, dói uns dias, enquanto o dente rasga a gengiva, mas para depois. Porém não é isso que me preocupa, tenho dois dentes quebrados, ambos na mandíbula, o antepenúltimo do lado esquerdo e o antepenúltimo do lado direito, um deles está bem lesado já havia feito obturação nele, ele está escuro e não sei se é da obturação ou se é cárie. Notei cáries em alguns dentes, uns estão escuros em cima (mas também havia feito obturação, então não sei mensurar apenas olhando), e outros apenas com um pontinho. Estou bastante preocupada. Não vou no dentista há uns 6 anos. Nunca tive dor de dente (tirando as dores de quando nasceram os sisos); quando criança tinha deficiência de esmalte nos dentes; eu tinha/tenho um pouco de sensibilidade nos dentes, um dos últimos dentistas que eu fui disse que era por causa dos espacinhos entre os dentes e que resolveria colocando aparelho, mas não coloquei, pois não tinha dinheiro pra manter na época e agora menos ainda. Como muitos doces, por causa da ansiedade e da depressão, nos meus picos que podem durar horas ou semanas, ou como muito, ou como pouco, de qualquer forma, às vezes eu durmo e esqueço de escovar os dentes. Sou ovolactovegetariana há 7 meses. Enfim, queria saber se baseado no que eu disse, meus dentes parecem ter salvação.

    1. Ana, com certeza têm! Você tem alguns problemas pra resolver, sim, mas não nenhum deles me parece impossível de tratar. Primeiramente é preciso uma avaliação criteriosa pra determinar o que é cárie, o que é mancha, o que é, eventualmente, uma restauração que precisa ser trocada. Quanto os 2 dentes quebrados, é preciso ver qual a extensão dessas fraturas, mas mesmo que sobrem só as raízes desses dentes, ainda é possível fazer pino e coroa. Enfim… procure um dentista pra avaliar, não se preocupe com o valor do tratamento agora… o importante é você saber exatamente do que precisa, até pra poder se planejar a respeito e ir fazendo o tratamento segundo suas possibilidades. CONVERSE com o dentista. É o melhor caminho.

  64. Oi bom dia doutora, gostaria de saber pq na verdade meu dente doi muito, so que tomo anti-inflamatorio mas parece que o remedio que eu tomo nao ta mais fazendo efeito, e meu dente ta furado que atras ta grande mesmo, ja fui em dois medicos, uma doutora falou que o caso e de extracao e o outro doutor falou que e caso de canal, to ate com medo agora.

    1. Nivea, é que é preciso tratar… só tomar remédio não adianta quando o assunto é dor de dente. Não sei se é caso de extração ou de canal, não tenho como afirmar isso apenas com base no seu relato… mas se der pra manter o dente com canal, melhor.

  65. Oi Ana, eu estou fazendo tratamento de canal, já estou na terceira sessão, só que em nenhuma delas notei que foi removida a polpa do dente, a dentista mexe só que não sai nada.
    Ela falou que na quarta sessão já vai fazer a restauração e obturação.
    Queria saber se tem algum problema ter mexido tanto, não ter tirado a polpa e fechar.

    1. Camila, a polpa já saiu na primeira sessão… você apenas não viu. 🙂 E dificilmente ela sai inteirinha… em caso de necrose, por exemplo, o dente fica até “vazio”, então nem se vê a polpa. Mas pode ficar tranquila, a dentista não vai fechar seu dente com a polpa dentro.

      1. Fiquei com essa dúvida porque na verdade eu queria ter feito obturação, o meu dente nem doía, só que ela optou em fazer canal porque me disse que mais pra frente mesmo com a obturação o dente poderia doer. Como não notei a retirada da polpa, morro de medo de ela fechar o canal e depois causar uma complicação.
        E se a polpa estiver ainda no dente, da pra ver na radiografia?
        Desde já obrigado, amei seu site.

          1. Ola Doutora!
            Eu estou com uma carie no penúltimo dente de baixo, estava esperando o tratamento de canal pela universidade, mas demora muito, meu dente doi muito e parte ja esta quebrado. Seria a melhor opçao arrancar ? Sinto muita dor.

          2. Oziara, se há tratamento, nunca a melhor opção é extrair. Compreendo a situação, mas o melhor é manter o seu dente. Procure, então, um dentista particular pra fazer pelo menos um curativo no seu dente enquanto você aguarda atendimento na Universidade. Isso vai aliviar a sua dor.

  66. Olá, doutora, há anos que tenho uma cárie profunda no primeiro molar inferior direito, que já destruiu metade da coroa do dente e a polpa já foi totalmente deteriorada pela cárie, é tanto que nem sinto mais dor. Minha dúvida é se tem solução pra um dente neste estado com o tratamento de canal ou só resta a extração, qual seria o mais recomendado a fazer? E quais os riscos de não tratar um dente nesse estado?

    1. Pablo, tem que tratar! Você tem um foco de infecção no seu organismo há anos, o que não é nada prudente. Se a cárie não tiver comprometido, pelo menos, a raiz do seu dentes, é possível tratar canal, fazer pino e coroa. Procure logo um dentista pra avaliar.

  67. Gostaria de saber quais os problemas futuros que a instalação de uma coroa dentaria pode trazer?

    Tenho um molar inferior que possui uma grande area restaurada, e o meu novo dentista recomendou o uso de uma coroa em vez de fazer uma nova restauração, porem gostaria de saber qual o tempo de vida de uma coroa e quantas vezes posso trocar essa coroa ao longo do tempo sem que seja necessário o uso de um implante dentário.

    Também gostaria de saber se as coroas de porcelana usando a impressora 3D Cerec são confiáveis, pois foi essa que meu dentista recomendou.

    Desde ja agradeço, obrigado!

    1. John, o 3D Cerec é um sistema CAD/CAM para restaurações individuais de cerâmica em apenas uma consulta. O espaço protético é escaneado, então é feita a modelagem da coroa e a fresagem. Depois disso é só instalar a prótese. É um sistema bem moderno e, até onde eu conheço, muito bom.

      Coroas costumam durar muito mais que restaurações diretas, ainda mais coroas em cerâmica. Pode durar 10, 15, 20 anos… e só será necessário substituí-la caso haja algum problema mais sério, como uma fratura de raiz, problema com o pino, desadaptação da peça, etc., ou por estética, mesmo. A longevidade da coroa está muito ligada aos hábitos de higiene e alimentação da pessoa, também.

      1. Olá Dra, estou com um sério problema no meu dente, uso aparelho ha uns 3 anos e estou ha um tempo sem fazer manutenção por conta do meu plano, tenho um dente de cima que agora está com um furo grande, de frente não da pra ver, só ser for por trás, e estou ha 2 semanas com muita dor, ja tomei alguns medicamentos mas não passou, fui em uma dentista e ela tirou um raio x do dente e disse que vai ser precioso arrancar, estou muito preocupada, pois não quero perder o dente, será que essa é a única alternativa ?

        1. Lohaine, não sei se é a única alternativa, mas a situação não deve ser muito boa se a dentista sugeriu logo a extração. Pode haver um problema de canal, de gengiva ou a combinação de ambos. Dependendo do caso, o sucesso do tratamento é duvidoso, então o dentista indica logo a extração. Enfim… se for necessário mesmo, sugiro que você faça isso o quanto antes, pois esse dente representa um foco de infecção no seu organismo. E se não vai poder continuar com o tratamento ortodôntico agora, remova o aparelho, pois no momento ele não serve pra nada, e sem supervisão você está sujeita e ter outros problemas dentários e gengivais.

  68. Dra. Ana bom dia, eu não ia ao dentista ha 2 anos, e em uma festa percebi que meu dente deu um furinho, no outro dia senti dores demais e fui ao dentista que constatou carie e canal porque estava podre, mas removeu a carie e tentou tirar a raiz que esta tão inflamada que com 4 anestesias não dava pra aprofundar, ela tirou só a primeira camada fez um curativo que dura ate 15 dias e me encaminhou para a endodontista (mas disse que voltaria a sentir dores porque não terminou de tirar o nervo).
    Minha duvida é se não existe um remédio ou antibiótico para desinflamar a polpa, porque ao tirar a carie e chegar próximo do nervo senti mt dor e não gostaria de sentir tanta novamente.

    Obrigada.

    1. Sylmara, o curativo que foi feito já deve conter alguma medicação anti-inflamatória. Então, na próxima sessão, provavelmente a anestesia deve ser suficiente pra controlar a dor.

  69. Olá Ana,
    Tenho 22 anos e tenho pânico de dentista. E por este motivo estou com o dente de trás da parte inferior quebrado ha mais de quatro meses. Antes não doía, mas ha uma semana começou a doer e agora esta insuportável.
    Vou ao dentista porém queria saber se terá que fazer extração ou canal.

    1. Kelly, não sei. Porque cada caso é um caso. Mas se pelo menos a raiz do seu dente estiver ok, dá pra tratar canal, fazer pino e coroa… assim se evita a extração.

      1. Doutora, graças a Deus ontem foi meu primeiro dia de canal no 2° molar inferior, fiquei muito feliz pois achei que iria extrair ele pelo fato de estar todo quebrado, e esta so na gengiva, e ter so um pedaço de dente, pois tenho um pedacinho na lateral dele e o dentista disse que vai subir o dente. Poderia me explicar o que seria esse subir? Nao entendi, e porque nao ta doendo meu primeiro dia de canal? Kkk

        1. E você queria que doesse, Adriely? 😛

          “Subir” o dente, creio eu (porque não sei exatamente a intenção do seu dentista), significa extruí-lo, ou seja, puxá-lo um pouco pra fora da gengiva de forma a expor melhor o término da raiz do dente, facilitando a confecção da coroa protética.

          1. Tipo achei estranho nao doer, pois pelo o que as pessoas dizem canal é um bicho de sete cabeças, mas na realidade nem é kkk, ainda bem que nao doeu!! Mas entao doutora, como ele faz pra “subir” o dente ? Qual procedimento ele usa? E o curativo começou a ficar amarelo, sera que é alguma coisa?

          2. Por isso que eu sempre digo: não acredite no que “dizem” sobre qualquer tratamento em Odontologia, as pessoas falam demais! E geralmente são aquelas pessoas que só vão no dentista quando a situação já tá “brava”, que a dor já insuportável. A extrusão do dente é feita com algum dispositivo ortodôntico (mini-implantes e elásticos, por exemplo). Quanto ao curativo, pode ficar amarelado, mesmo. Sem problema.

        2. Isso mesmo, doutora ?! Pois então, o que seria colocado nesse dente que estou fazendo canal pra entrar o elastico? Seria necessario o uso do aparelho ortodontico?

  70. Olá Doutora.

    Estou com uma dúvida, estou com dente 47 aberto ha um tempo, precisando realizar o canal. Porém fui realizar o canal e foi constatado que a raiz foi perfurada, nesse caso é necessário mesmo a extração do dente?
    Quais são os prejuizos da falta de um segundo molar inferior? Isso vai atrapalhar a carga dentária?

    Obrigada.

    1. Laura, dependendo da perfuração pode haver indicação de extração, sim. Mas algumas vezes a perfuração pode ser corrigida. Caso o dente tenha que ser extraído, será necessário usar algum tipo de prótese… não pelo prejuízo funcional em si, mas a falta desse dente pode causar uma série de movimentações dentárias indesejadas, com consequêncas mais sérias. Nesse post (veja o vídeo) eu falo mais especificamente sobre isso –> http://medodedentista.com.br/2012/01/a-falta-que-um-dente-faz.html

      1. Obrigada, Doutora.

        Eu vi a radiografia do dente, e o que perfurou é uma parte bem pequena da raiz. O ideal seria eu ouvir uma segunda opinião? Não queria extrair o dente.
        Acontece que uma vez ou outra ele inflama e me dá dores terriveis.

  71. Olá doutora, meu dente foi feito um canal enorme na parte superior do lado direito, em um posto de saúde, só que caiu a platina, não está doendo. Mas é muito grande o buraco, queria saber se é recomendável extrair e por aparelho para juntar e não aparecer quando sorrir ??

    Obrigada desde já ^^

    1. Não vejo razão alguma pra extração, Raphaella. Pelo que entendi, você não fez canal, mas uma restauração. Se a restauração caiu, é questão de fazê-la novamente. Só isso.

  72. Provavelmente terei que fazer uns 3 canais no mínimo, pois alguns dentes andam doendo quando mastigo coisas mais sólidas e nenhum problema aparente foi encontrado. Todos os dentes que estão doendo são obturados, porém começaram a doer recentemente, eu fiz essas obturações ja faz quase 2 meses. Queria saber se tem algum problema ter que fazer esse tanto de canais (3 ou mais), pois já fiz um há 1 semana e o dente parou de doer. Tirei aparelho odontologico em dezembro e daí surgiram 8 cáries (já obturei todas).

  73. Doutora, eu estou com um dente sem tratar há 4 anos, e começou a doer muito uns dias atras e então eu fui ao dentista e foi feita uma pequena limpeza e remédios para dor, então semana que vem vou tirar um raio-x e provavelmente ser encaminhado para fazer canal (público), meu dente ja perdeu umas lasquinhas e está um pouco preto (apodrecido eu acho), só essa limpeza de hoje doeu muito meu dente para anestesiar dentro dele, e agora estou com medo de doer mais ainda o canal ou acabar tendo complicaçoes por causa da situação do dente, a doutora acha que irá doer muito? Ou será arriscado fazer?

    1. Luiz, não é porque o dente está doendo agora que vai doer quando o canal for tratado. Via de regra a anestesia dá conta de controlar a dor. Não vejo “risco” em tratar o canal, pelo contrário, me parece necessário.

  74. Ola Ana, tive um problema com meu dente aos 11 anos e o meu dentista resolveu arranca-lo, e agora o dente de trás teve carie enquanto estava obturado, a obturação caiu e eu verifiquei a carie, ai fui ao dentista e a mesma falou que iria precisar de canal, mas a rede publica demora demais e eu comecei a pagar um plano odontologico, so que o mesmo tem carencia de 3 meses, meu dente quebrou e estou com medo de ficar sem mais um dente. Corro esse risco?

    1. Depende do tamanho dessa fratura, Dayana. Se a raiz do seu dente estiver ok, tudo bem. Se você vai esperar pelo menos 3 meses, sugiro que faça, pelo menos, um curativo endodôntico particular, pra esperar pelo tratamento de canal com mais segurança.

  75. Olá, doutora Ana!
    Bom, me chamo Maila, tenho 21 anos e queria tirar uma dúvida que tenho… Eu tinha todos os dentes, daí extrai um deles e um dia desses o mesmo dente só que do outro lado quebrou no canto, só uma quebradinha. Só que essa “quebradinha” foi na frente do dente, não sei o que eu faço, se faço obturação ou extraio ele tbm. Ah e tenho um certo receio em extrair, pois os dentes vão ficar “tortos”, pelo menos foi isso o que uma dentista me falou.
    O que eu devo fazer? E se eu extrai-lo, terei que usar aparelho?

    1. Maria, não vejo razão alguma pra extração. Me parece suficiente restaurar esse dente. Se você extraí-lo, terá que usar algum tipo de prótese ou tentar fechar o espaço com aparelho (o que nem sempre é possível). Converse com o seu dentista.

  76. Dente sem dor pode ser canal? Vou em alguns dentistas na 13 de maio, bairro nao muito confiavel aqui de Campinas, e alguns dizem q tenho canais pra fazer… mas nao sinto dor nem incomodo no dente… e possivel isso?

    1. É possível sim, Leandro. Nem sempre um dente com indicação de tratamento de canal dói. O dentista pode detectar alguma alteração no exame clínico ou na radiografia que confirme a necessidade de tratar, mesmo sem dor.

  77. Comecei a sentir dores no domingo (10/01/16). Em 14/01 passei no dentista e ele encontrou uma infecção no 2º molar D. Passei numa endodontista para fazer o canal. Ao abrir novamente o dente com curativo percebeu uma fratura vertical e deu-me como única alternativa a extração. Gostaria de saber se esse parecer está correto. Estou com um segundo curativo e recebendo medicação antibiótica. Estou saindo de férias por 20 dias, posso postergar a extração por esse período e depois continuar o tratamento? Obrigada.

    1. Izabel, não tenho razão pra duvidar da sua dentista… se há uma fratura vertical, o dente deve estar condenado, mesmo. Se você não estiver com dor, é possível aguardar, sim.

  78. Olá, doutora. Parabéns pelo blog e pela dedicação e carinho para nos responder. Sucesso!
    Por favor, me ajude a resolver um dilema. Sempre digo que não tenho muita sorte com meus dentes… Mas é o seguinte: o meu canino já tem mais de 10 anos que foi feito canal. Daí, em novembro passado comecei um tratamento para a troca da prótese. Sendo que a dentista colocava o provisório, composto com um núcleo, e com 3 ou 4 dias soltava. Foi aí que ela constatou que havia uma perfuração da raiz, pois mesmo colocando um cimento especial não segurava. Ela pediu que consultasse um Endodontista para tratar a perfuração, pois achava que era melhor que extrair e implantar. Uma sugeriu que o MTA poderia resolver a situação, mas não garantiu 100%. Aí busquei novas opiniões: 2 Endo falaram que a perfuração era muito grande e não valeria a pena tratar, pois seria jogar dinheiro fora e depois iria ter que gastar com implante. Outra Endo, junto com um Implantodontista, avaliou que até poderia tratar a perfuração, o que ela não realizava lá, mas a dentina estava muito fina e achava que não iria ter estrutura pra aguentar o dente. E, por fim, dois Implantodontistas condenaram o dente, devido a raiz está comprometida.
    Por favor, doutora Ana, me ajude a decidir o que seria melhor. Não é por questão de economia, pois os dois tratamentos estão com valores finais quase iguais, mas é pela questão de que, de fato, se eu preservasse minha raiz seria bem melhor. Já que possuo 5 implantes, devido ausência de dentes posteriores. No entanto, vá que trate a perfuração e não dê certo, eu corro o risco de gastar o dobro. Tenho 42 anos. Desculpe por ser prolixo. Obrigado.

    1. Arnold, de forma geral não me parece que os dentistas que você consultou estão otimistas com relação ao seu caso. Você tem um dente perfurado e com bastante perda de tecido, o que complica as coisas. Pode ser possível mantê-lo? Pode. Mas realmente, talvez não dê certo e você tenha que gastar 2 vezes. Pelo seu relato, me parece melhor partir pra extração e implante. De qualquer forma, se você estiver disposto a tentar, ok.

      1. Muito obrigado, doutora. Me ajudou bastante. Vou pedir uma reavaliação com a dentista, levando em conta as informações dos outros profissionais e, de acordo com o que ela me assegurar, vou decidir o que fazer. Grato.

  79. Bom dia Dra.! Sou dentista não especialista em Endodontia. Poderia me ajudar com uma dúvida? Tenho um paciente de 15 anos no qual iniciei o tratamento endodôntico do dente 36. Diagnóstico: Pulpite Crônica Hiperplástica (apresenta fístula proeminente também). Realizei a etapa de instrumentação do canal distal, e os canais mesiais ainda não iniciei, pois me deparei com tecido proeminente avermelhado sobre os mesmos, semelhante a polpa. Fiquei na dúvida se consistia em um pólipo pulpar ou gengival? Como diferenciar? E se for gengival, a solução é a exodontia??? Obrigada.

    1. Bárbara, se esse tecido estiver na entrada dos canais MESMO, é pulpar, até pela idade do paciente. Uma forma de diferenciar é ver se esse tecido fica isquêmico quando você anestesia a gengiva próxima… se sim, é gengival; se não, é pulpar. Tem um texto em que falo só sobre isso (em linguagem leiga, como tudo neste blog 😉 ) aqui –> http://medodedentista.com.br/2012/08/gengiva-dentro-do-dente-polipo-pulpar.html

      Via de regra, sendo gengival, é caso pra extração.

  80. Olá,
    Comecei a sentir dor de dente em julho de 2015, porém tive muitos problemas com o convênio odontológico. Passei somente pelo pronto socorro e fiquei com curativo no canal até este mês, que comecei a fazer o tratamento. Tenho que tratar três canais no mesmo dente, em dois eu não sinto dor mas no terceiro a dentista mal pode tocar pois mesmo tomando várias anestesias, inclusive dentro do canal, a dor é insuportável.
    Estou com muito medo de voltar por causa da dor e muito preocupada pois demorei muito para iniciar este tratamento, e temo que por causa disso a infecção tenha se espalhado, podendo causar outros problemas de saúde.
    Além disso, estou com um pequeno abscesso no osso abaixo do dente, que posso sentir quando toco no meu maxilar.
    Também já não sei em que dentista confiar, porque tive muitos problemas com os que atendiam no convênio, onde todas informações eram contraditórias.
    Por favor, me ajude! Preciso saber se realmente devo continuar com o tratamento ou se a extração do dente não é o mais indicado.
    Como saber se a dentista é de confiança? Assisti alguns vídeos onde falam sobre a importância do uso do campo para isolar o dente de maiores contaminações, já tive três consultas e nenhuma vez meu dente foi isolado.
    Agradeço muito se puder me ajudar!

    1. Ana, se tem uma coisa que os convênios “arrebentam” é com a relação de confiança entre dentista e paciente. O paciente não escolhe mais o dentista, ele escolhe o convênio e “aceita” qualquer dentista que esteja lá. Existem dentistas bons atendendo convênio? Claro que sim… o problema é que o convênio paga pouco e demora pra pagar (às vezes mais de 2 meses depois que o dentista fez o atendimento). Então os bons, quando vão adquirindo clientela e know how, vão se descredenciando. Conheço dentistas excelentes que atendem vários convênios não tão bons e ganham na quantidade de pacientes que atendem. Mas eles são a “resistência”, digamos assim. Veja esse texto: http://medodedentista.com.br/2012/04/como-saber-se-o-dentista-e-bom.html

      Enfim: não acho que o seu caso seja pra extração, mas seria interessante a avaliação de um dentista especialista em Endodontia (tratamento de canal).

  81. Olá Dra! Estou grávida de 5 meses e há duas semanas atrás comecei um tratamento de canal. É um dente que já era obturado faz tempo. Apareceu uma cárie na lateral, mas mesmo depois que obturei a cárie, continuaram as dores…. Tinha sensibilidade ao quente, frio, doce…. Então o Dentista optou pelo canal. Ele preferiu não tirar RX devido a gestação.
    Acontece que agora ele está com curativo e continua doendo de uma forma que nem os remédios aliviam mais. Na 1ª visita o Dentista abriu e disse que encontrou 3 canais e que tinha limpado eles. Disse que eu não teria mais dor, pois tinha tirado o nervo. Depois eu voltei numa 2ª visita e disse à ele que continuava com dor e ele acabou achando mais um pedacinho de nervo. E agora eu continuo sentindo aquela dor latejante constante…. Não sei mais o que faço… o dentista está de recesso e volta semana que vem.
    O dente ainda tem sensibilidade com o gelado. O que pode ser Dra? Ainda tem nervo nesse dente e ele não consegue saber porque não tirou o RX? Seria esse meu dente muito curvo e o dentista não consegue acessar o canal? Ou já afetou a raiz e eu tenho que extrair? Será que preciso tomar antibiótico?
    Desculpa tantas perguntas, é que estou desesperada 🙁

    1. Amanda, seu dentista está trabalhando literalmente no escuro: sem radiografia, ele não sabe o comprimento das raízes do seu dente, então não tem como saber se chegou ao final da raiz pra retirar o “nervo” todo, e nem se as raízes são curvas. Não acho que seja caso pra extração, mas sugiro que você procure outro dentista pra trocar o curativo. Isso deve aliviar a dor e, quando o seu dentista voltar, você conversa com ele.

  82. Olá Dra.! Ha dois anos comecei a tratar meus dentes, e quando chegou o segundo molar da parte inferior, minha dentista na época preferiu colocar remédio e deixar aberto ate a próxima seção, porem aconteceram imprevistos e juntou o medo de voltar, acabei abandonando o tratamento, ate porque não doi mais o dente, só que agora esse mesmo dente quebrou e esta muito cariado, e no meio esta uma parte branca que dói muito, estou com algodão para não encostar nada, a parte de dentro esta bem desgastada e quebrou bem perto da gengiva, procurei uma dentista e ela me aconselhou a arrancar porque não teria mais como mexer. Minha duvida é: essa parte branca no meio que dói quando encosta algo seria o nervo do dente? E após arrancar seria aconselhável tentar juntar os dentes com aparelho ou colocar uma prótese?

    1. Aline, pode ser o nervo do dente, sim…. pode ser até a própria gengiva. Após a extração as duas alternativas são válidas, mas é preciso avaliar pra ver, no seu caso específico, qual delas é melhor. Sendo um dente inferior, o fechamento desse espaço com aparelho é BEM complicado… o melhor deve ser uma prótese, mesmo.

  83. Olá, doutora! Fui ao dentista e, ao retirar a lesão da cárie para se fazer a restauração, um pedaço do molar quebrou, e o dr. me disse que será necessário fazer um tratamento de canal. Pergunta: isso pode acontecer? Fiquei pensando que, de repente, ele pode ter utilizado força demais, sei lá… também tenho um pré-molar que cariou entre ele e o canino. Restaurei, porém a restauração caiu e o dente está azulando. Ele me disse que se a cárie tiver atingido a raiz, terei de extraí-lo, o que não desejo, claro! Isso faz sentido?

    1. Iris, acontece. Provavelmente a cárie comprometeu a estrutura de parte da coroa, por isso a fratura. Se a cárie tiver atingido O CANAL, deve ser possível tratar o canal e manter o dente. Já se a cárie tiver atingido A RAIZ (o canal está dentro da raiz), aí deve ser caso de extração, mesmo.

  84. Ola Doutora, obrigada!

    Tenho outra dúvida?! Extrai o segundo molar na parte superior, minha dentista esta tentando puxar o terceiro molar para junto do primeiro molar com o aparelho ortodontico, ela disse que há 90% de chances e que teve outros casos positivos que deram certo. Gostaria de saber se existe realmente essa possibilidade?

        1. Felipe, depende do dano sofrido. Se a fratura for só em um pedaço da coroa, geralmente dá pra restaurar de forma direta. Se for maior, pode ser preciso coroa. Mas, via de regra, não é caso pra extração não, o que exigiria um implante. Fique calmo e procure um dentista pra avaliar. Eu falo só sobre esse assunto aqui –> http://medodedentista.com.br/2012/03/dente-quebrado-tem-conserto.html , pra você entender melhor as possibilidades de tratamento.

    1. Doutora, meu ultimo dente (o que mastigo) está quebrando. Ja fui no dentista fazer a restauração umas duas vezes, tirei raio x e tudo, nao tem carie. Sempre que faço restauração, depois de 1 semana +-, a massinha do dente cai. Meu dente nao doi nem nada. Porém a dentista falou que o dente nao estava segurando a massinha e que eu deveria fazer um canal e por bloco + coroa dentaria. O que devo fazer, uma restauração com um dentista diferente ou sera que tenho mesmo que fazer o canal??

      1. Gustavo, se essas fraturas já atingiram o canal, é preciso tratá-lo. Se não, e a ideia for usar pino mesmo, também. Já se for só colocar o bloco, não deve haver necessidade de tratar o canal. Vale a avaliação da sua dentista a respeito e sobre a forma como o dente será restaurado.

  85. Oi Ana, tenho dois dentes quebrados um de cima e um do lado de baixo, e antes deles quebrarem eles doíam muito, o de cima ta com um buraco grande e o de baixo a dentista do posto colocou uma massinha, mas as vezes dói e da umas sensações ruins, e eu tenho que fazer canal, sera que vai doer muito? E em que situação meus dentes se encontram?

    1. Thaisy, pelo seu relato, parece que há necessidade de tratar o canal do 2 dentes. Após o tratamento de canal, é repciso restaurar esses dentes, e o tipo de restauração depende do “quanto” dos dentes se perdeu: nos 2 casos, parece que será preciso pelo menos bloco (se não, coroas completas com pino). Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  86. Ola Doutora,

    Fiz um canal há dois anos e esta apenas com curativo, mas percebi que uma parte do dente está cariado, será que vou ter que precisar extrair ou ainda consigo fazer uma coroa?

  87. Olá, doutora Ana. Bom, o meu problema é com o 2 molar, eu fiz uma restauração nele há muito tempo, quanto tinha 16 anos, e confesso que relaxei e nunca mais cuidei. Hoje estou com 27 anos, e durante esse tempo no local da restauração metálica foi criado um buraco, o dente quebrou e hoje ele só tem as beiradas e creio que está cariado porque estão escuras as beiradas que sobraram. Bem, até aí já era um motivo para me preocupar, mas deixei de lado porque não me incomodava, não doia, isso tem 3 anos. Mas esses dias ele começou a doer quando eu mastigava qualquer comida, passavam umas semanas e parava de doer. Mas já tem 1 semana que ele vem doendo toda vez que mastigo qualquer comida sólida com ele, por isso parei de comer carne, opto mais por algo que seja mais fácil de comer sem que eu precise mastigar com ele. Eu gostaria de saber o que é recomendável fazer com ele? Porque eu pretendo extraí-lo, já que ele está praticamente quebrado e só restam umas beiradas.

    1. É preciso avaliar, Ana. Se pelo menos a raiz do seu dente estiver viável, é possível tratar canal, colocar pino e coroa. Extraí-lo é uma possibilidade, mas se ele for viável, não é uma boa ideia… porque vai obrigá-la a usar algum tipo de prótese (ponte ou implante).

      1. Doutora, eu morro de medo de fazer canal! Temo pela dor. E mais uma coisa, eu já extrai um dente da parte inferior lado direito, o pre-molar, porque ele quebrou totalmente e criou abscesso na raiz, não estava cariado, mas me incomodava porque se entrava vento ele doía demais, então optei por tirá-lo. E também não tenho os dentes sisos, acho que eles até nasceram mas foram cobertos pela gengiva novamente, gostaria de saber se é um problema? Por isso na parte inferior só tenho 13 dentes (incluindo esse ultimo, o segundo molar do lado esquerdo, que está me incomodando). Eu queria extraí-lo, mas aí já serão dois dentes extraídos, gostaria de saber a sua indicação.

        1. Ana, sugiro uma avaliação com um dentista quanto aos sisos, pois quando eles nascem a gengiva não os cobre novamente. É importante que você saiba se eles realmente existem e como estão posicionados dentro da gengiva, pra saber se eles vão nascer. Acho que não é uma questão de optar ou não pela extração, mas de indicação: se seu dente é viável (pelo menos a raiz dele) e não há um motivo que realmente embase a extração, ele deve ter mantido.

          1. Entendi, seria mais viável eu fazer canal mesmo, colocar pino e coroa, mas financeiramente falando, não tenho condições no momento… Mas muito obrigada pelas explicações, Doutora! Abraços…

  88. Boa tarde Dra… amei a iniciativa do blog… pq eu mesma tenho pavor de dentista… O caso é o seguinte… quebrei meu 3º molar e atingiu a raiz… como vou extrair o siso, qual a melhor opção? Extrair o 3º molar tambem ou fazer um canal?

    1. Natalia, “siso” e “3º molar” são a mesma coisa. Então, que dente você quebrou, o do lado do siso? Esse seria o 2º molar. Dito isso, é preciso considerar as condições desse dente: se com “atingiu a raiz” você quer dizer que atingiu o canal, não é caso de extração, pois o canal pode ser tratado. Já se foi a raiz mesmo, pode haver indicação de extração. Converse com o seu dentista.

  89. Boa Tarde Doutora.
    Eu tenho um dente que tem canal, e o bloco caiu… fiquei muito tempo sem colocar o bloco. E esses dias o dente quebrou um pedaço, fui ao dentista e o mesmo falou que era caso de extração e implante. Queria saber se realmente é necessario a extração e se apenas um buco maxilar faria o procedimento de extração?

    1. Flávia, não tenho como afirmar que é caso de extração só com base na sua descrição, mas também não tenho razão pra duvidar do seu dentista. A extração, em princípio, pode ser feita por qualquer dentista.

    1. Maria, a questão é: esse dente tem indicação de extração? Porque se não tiver, é pior extraí-lo… porque aí você vai ter que usar prótese. Se o dente está doendo e o tratamento de canal foi concluído, é preciso avaliar e ver o que está acontecendo. Converse com o seu dentista.

  90. Doutora, é possível que o paciente possa escolher essa questão? Se eu quiser fazer a extração, o dentista irá respeitar ou só fazem o que eles acham que deve fazer?

    1. Neto, taí uma questão complicada. Assim como você não é obrigado a se submeter a qualuer tratamento que o seu dentista sugira, ele também não é obrigado a realizar qualquer tratamento que você solicite, principalmente se esse tratamento for contra a ciência que ele aprendeu na faculdade. Um dente, pra ser extraído, precisa ter indicação de extração. Isso não quer dizer que o dente está perdido, ele até pode ser viável, mas talvez mantê-lo seja mais caro e menos benéfico para o paciente. Então, vale o diálogo. E a opinião do dentista, que é quem entende do assunto, é fundamental pra que o paciente tome a melhor decisão. Acontece muito da pessoa ir até o consultório já decidido sobre o que fazer – geralmente a extração -, e a extração talvez seja uma opção ruim (menos benéfica e mais cara, em longo prazo), mas a pessoa quer extrair e pronto. Nesse caso, se o dentista julgar que a extração não se aplica, ele simplesmente não a faz. Tenha em mente que quase toda extração dentária exige ou o fechamento do espaço com aparelho ou prótese… ficar com o espaço aberto não dá, por uma série de razões.

  91. Ola doutora, tenho duas caries entre dentes perto dos sisos, ou seja nos dentes de tras, uma de cada lado da boca nos dentes superiores. O dentista disse que elas são profundas, mas eu nao sinto dor nem nada, ele disse que nessa restauração talvez precisara de uma pecinha pra ajudar a fixação porque só a resina não da, isso é caro? Ele fica comprometido?

    1. Leonardo, sem sempre um dente cariado dói. Isso caria de pessoa pra pessoa. Seu dentista fala de um bloco, que é uma restauração indireta, mais resistente que uma restauração direta (aquela que o próprio dentista faz). O dente não fica comprometido, pelo contrário, o bloco vai oferecer a resistência mecânica necessária. Com relação a valores, é preciso avaliar.

  92. Bom dia dra, então faz um bom tempo que caiu a restauração do meu pré molar do lado direito, está um buraco relativamente grande e o dente está meio azulado, fui ao dentista há pouco tempo e ele disse que precisaria do RX para ver como está o dente, mas que no caso era quase certeza que precisaria de uma peça com pino… Fiquei com medo de ter que extrair esse dente, já fiz o rx mas ainda não levei. Se eu ficar muito tempo com esse dente aberto pode ter que ser extraido? Ele não dói e que eu me lembre, ele não tem tratamento de canal.

    1. Priscyla, pelo seu relato não vejo razão pra extração. Mas sim, quanto mais tempo com o dente aberto, maior a chance da cárie aumentar e comprometer a estrutura do dente.

  93. Olá, eu queria saber se é melhor eu extrair um dente ou tratá-lo? Eu tenho dois dentes extraídos, será que daqui 10, 15 anos eu posso usar dentadura, porque tem uma coisa com os ossos da boca, que ficam frágeis. Pode me explicar isso melhor? Obrigada.

    1. Kelly, se um dente tem tratamento, o melhor é tratá-lo. Qual a sua idade? Usar dentadura significa perder TODOS os dentes, e não há razão pra você considerar essa possibilidade… mesmo que haja um problema periodontal (no osso que segura os dentes), ele pode ser tratado e controlado pra se chegar à perda dos dentes. Eu falo mais sobre isso aqui –> http://medodedentista.com.br/2010/12/voce-nao-tem-amor-aos-dentes.html . Procure um dentista pra avaliar.

  94. Ola doutora,

    Passei por um processo de restauração em um dente em que a cárie estava muito profunda, e a dentista fez de tudo para salvá-lo sem ter que passar pelo processo de canal. Porém no momento da restauração, meu dente quebrou na parte de dentro, e ela colocou uma resina para substituir a parte quebrada. Terei dificuldades em morder com esse dente por conta disso ? Gerará algum problema quando for colocar aparelho ? E além disso, achei que ele ficou bem fundo em relação aos outros, é normal ?

    1. Patrícia, tudo depende do tamanho da fratura. Se dava pra fazer restauração direta, ok, resolvido. Em caso de fraturas maiores, poderia estar indicado bloco ou até coroa, mas certamente não é o seu caso, se fosse sua dentista teria proposto isso. Então acho que você não precisa se preocupar a respeito, dá pra instalar o aparelho normalmente e você pode morder com esse dente, sim. A anatomia dele deve ter ficado um pouco diferente após restaurado, por isso você está achando estranho… mas, em princípio, tudo bem.

  95. Olá Dra! Parabens por esse blog/site, ajuda e muuito!

    Bom, minha dentista já tratou meu canal, e colocou um pino metalico de cor dourada meio acinzentado, e tapou com curativo, so que, para meu susto, esse curativo saiu, ficando apenas o tal pino, nao dói, nem nada. Tem algum problema a exposicao dessa peca? Infeccao… etc.? E qual a finalidade dela? Hoje é sabado, so segunda posso ir no consultorio :/

    1. Matheus, essa peça é o pino, que é onde vai encaixada a coroa protética. Sua exposição não é um problema em si, porque o tratamento de canal está protegido pelo pino, porém sem nada que afaste a gengiva, ela pode “subir” na raiz e no pino, e aí seria preciso um cirurgia de correção. Mas se você vai procurar sua dentista logo que possível, não se preocupe com isso.

  96. Dra, boa tarde! Eu comecei a fazer um tratamento de canal no meu dente e já fiz duas sessões, estava faltando uma, então 3 dias pra fazer a terceira sessão (data marcado pelo Dr.) o meu dente quebrou de um lado. E agora o que fazer??? Por que eu já paguei pelo tratamento e não fui informada que que corria risco do dente quebrar, que era arriscado, e é um dente bem visível. Tem alguma forma de recuperar o dente??? E se for preciso extrair, vou ter que pagar pela extração e ficar no prejuízo por ter pago o canal e não ter terminado?

    1. Gilderlene, se a fratura não atingiu a raiz (e parece que não, pelo seu relato), dá pra tratar, sim. É o caso de avaliar quanto do seu dente se quebrou pra decidir como restaurar (restauração direta, indireta – uma pecinha feita em laboratório de prótese – ou pino + coroa). Não muda nada, faz-se o tratamento de canal normalmente e depois a restauração adequada. Caso a fratura tenha inviabilizado até a raiz do dente, aí seria caso pra extração. O que você pagou pelo canal pode ser revertido pra pagar a extração, é só questão de conversar com o seu dentista, mas acho que não é caso pra extração. Nem você nem o seu dentista tinham como saber que o dente ia quebrar…

  97. Ana, eu fui me apresentar no quartel, e no exame odontológico a tenente falou que eu deveria fazer um tratamento dentário por causa das duas caries que tenho na boca, se eu não fizer o tratamento não posso servir o exercito ela alegou, mas isso é pra o dia 29 desse mês, porque a seleção acaba esse mês, será que dá pra tratar essas duas caries nesse curto tempo, e o que devo fazer, extração ou obturação, e as duas cáries são grande.

    1. Jefferson, eu acho que dá, sim. Só não seria possível tratar até dia 29 se as cáries forem tão grandes que seja preciso restaurar o dente depois com bloco, porque levaria um tempo pra se confeccionar os blocos em laboratório de prótese. Se não, se for possível restaurar de forma direta, o dentista resolve isso em menos de 1 hora. Não é caso pra extração não, pode ficar tranquilo.

  98. Bom dia doutora, demorei muito pra procurar o dentista, quando procurei fiz um curativo no dente que é o 37. Que também fiquei com ele muito tempo até a dor voltar, e ela voltou… meu dente ta bem aberto e um pouco mole já, será q só a extração resolverá isso? Não estou conseguindo nem comer.

    1. João, talvez agora seja a única alternativa. Mas não dá pra afirmar isso apenas com base no seu relato. Procure um dentista o mais rápido possível pra avaliar e tratar de acordo.

  99. Dra. Ana, boa tarde!
    Olha, estou com um dente para ser feito canal, da parte de baixo, mas muitos me aconselham a extrai-lo, pq o tratamento de canal pode quebrar mais a frente. Mas mesmo assim, eu estou pensando em fazer o tratamento de canal. Nunca fiz um, sera que doi muito? É o melhor a ser feito? Obrigado!

    1. Se há indicação de tratamento de canal e o dente é viável, sem dúvida que é o melhor a ser feito, Erick. Se um dentista aconselhar a extração por alguma razão específica, ok, se não, o conselho de “muitos” não vale. 🙂 Procure um dentista pra avaliar, com o canal tratado e devidamente restaurado, seu dente será saudável de novo, nada indica que ele vai quebrar um dia. Ah, e não dói não, é tudo feito com anestesia local.

  100. Olá, tenho 35 anos e apesar de nunca ter tido acesso a tratamentos c frequência acho que até consegui cuidar bem dos meus dentes quando jovem, pois não tinha condições financeiras de ir ao dentista. Aos 22 anos consegui tratamento ortodôntico que ganhei num sorteio de uma radio local, mas agora estou sofrendo c problemas odontologicos. Tenho dois dentes da parte superior (penúltimo e ultimo) que estão c caries, o penúltimo era restaurado mas caiu a restauração e quebrou um pedaço bem pequeno rente a raiz. O ultimo, a carie saiu repentinamente e esta muito aberto e dolorido, os dois doem bastante e reflete nos da frente e as vezes até no olho esquerdo fazendo a pálpebra tremer. Penso em extração pq como tenho a boca mt pequena e o dente que vem após eles saiu por cima quando como nasceu (mesmo usando aparelho na juventude, mas não colocou esse dente torto no lugar) ele agora pode ter espaço p ficar mais no lugar. Pra usar o aparelho precisei arrancar o dente siso que nasceu quase sem espaço (como disse, boca muito pequena, só aparece os dentes da frente quando sorrio) mas nem o fato de tira-lo liberou espaço p dente alto, descer. Já do lado direito aos 13 anos eu extrai o penúltimo dente, e quando o siso nasceu empurrou o outro p frente e foi ocupado o espaço que este extraído deixou. Não tenho como fazer canal por motivos financeiros e tirando esses dois dentes, não acho que prejudicaria a mastigação, pois todos os meus outros dentes são preservados, e onde eu consegui desconto p extrair eles cobram p avaliar e eu já queria ir p extrair, posso ir c eles doendo ou tenho que esperar passar a dor? Desculpe o texto longo, só queria uma luz e desabafar. Obrigada.

    1. Ana, não me parece, em princípio, que esses 2 dentes tenham indicação de extração. Compreendo a questão financeira, mas é um problema, sim, extrair um ou mais dentes e não reabilitar os espaços que ficam com prótese, porque os demais dentes tendem a entortar em direção a esses espaços, fazendo a maior “bagunça”… e você pode acabar perdendo outros dentes por causa disso. Eu explico melhor sobre isso aqui –> http://medodedentista.com.br/2012/01/a-falta-que-um-dente-faz.html

      Você pode – e deve – procurar o dentista com os dentes doendo sim, se não for possível intervir por causa da dor, o dentista vai prescrever a medicação adequada pra que o dente pare de doer ou pra que se controle a inflamação / infecção antes de tratar ou extrair.

  101. Olá, há 2 meses passei por uma cirurgia de canal, saiu tudo tranquilo, mas hoje a capa ou protese não sei o nome, abriu no meio, é normal acontecer isso em tão pouco tempo? Será que meu dente não tem mais salvação? Estou com medo que volte a doer, também tenho medo do material usado ser de baixa qualidade… mas gostei da clinica, também do serviço, só estou encucado com esse dente aberto, estou passando o dia inteiro com a lingua tapando esse buraco, esta bem cortante… minha preocupação maior é que estamos em uma emenda de feriado, será que não vou ter problemas?

    Obrigado.

    1. Luis, com o canal tratado não deve doer, pode ficar tranquilo. Mas assim que passar o feriado, procure seu dentista pra reavaliar. Se foi só a coroa que quebrou, seu dente tem salvação, sim.

    1. Sim Raquel, faz mal. O bicarbonato é um sal que desgasta o esmalte e o limão contém ácidos que desmineralizam o esmalte. Além de nenhum dos 2 NÃO clarearem os dentes, usados da forma que você sugere, podem causar um série de problemas, desde sensibilidade dentinária até perdas significativas de tecido dentário.

  102. Boa tarde dra. Hj era pra ser a 3a e última sessão do canal, mas na hora doeu, ai a Dra decidiu não terminar hj, ela tirou radiografias, limpou e achou melhor colocar medicação, fazer um curativo, vou voltar nela daqui a 20 dias, o que a Sra. me diz? É normal dor na 3a sessão do canal? Agora nessa 4a sessão vou sentir dor ainda? Nesse momento está uma dorzinha leve…
    Aguardo sua resposta.
    Obrigado.

    1. Pode ser normal sim, Wagner… acontece. Há um processo inflamatório em curso e, até que ele se resolva, pode haver algum incômodo (mesmo depois de alguns dias do canal devidamente tratado).

  103. Ola boa noite, acabei de fazer a primeira parte do canal q consiste em abrir o dente, limpar e cutucar com umas agulhinhas, esta com um curativo, gostaria de saber se depois disso ainda ha dor nos proximos procedimentos, grata.

    1. Andreia, a maior chance de sentir dor é na primeira sessão, mesmo. Como o dente já foi limpo e medicado, você não deve ter problemas na próxima sessão.

      1. OI ANA, EU FUI NO DENTISTA SEGUNDA FEIRA. MEU DENTE ESTAVA ABERTO E COM UMA CARIE PROFUNDA… A DENTISTA PEDIU PARA FAZER O TESTE ANTES DE FAZER O TRATAMENTO DE CANAL, PRA SABER SE PRECISARIA FAZER O CANAL OU NÃO… ELA LIMPOU A CARIE E COLOCOU CURATIVO E DISSE Q ERA PRA FICAR UNS 5 DIAS PRA VER O RESULTADO, E SE DOER NO MSMO DIA DURANTE A NOITE Q ERA PRA EU IR NO CONSUTÓRIO DELA NO OUTRO DIA… MAS FIQUEI 3 DIAS COM O CURATIVO E NÃO DOEU.. MAS NO QUARTO DIA FUI INVENTAR DE TOMAR SORVETE E SÓ FOI O GELADO ENCOSTAR NO DENTE Q ESTA COM CURATIVO Q VEIO UMA DOR FORTE… AI QUERIA SABER SE É NORMAL O DENTE DOER QNDO ENCOSTA ALGUMA COISA GELADA QNDO ESTÁ EM TESTE DO CURATIVO OU INFELIZMENTE TENHO Q FAZER O CANAL?

  104. Dra. me ajuda. Ha cerca de 5 meses eu arranquei um dente que era caso de canal, aquele segundo dente do fundo na parte de cima da boca, eu vou fazer implante no final do ano. Mas semana passada eu estava em um churrasco e eu fui morder uma carne no msm lado que eu tirei o dente e não sei o que aconteceu e me veio uma dor, parece ser no dente da frente, no dente depois do espaço. Será que isso tem alguma coisa a ver com a extração? Lembrando que até então eu nunca tinha sentindo dor nenhuma.

    1. Considerando que a extração já tem 5 meses, acho que a dor não tem a ver com isso não, Tarline. Creio que a dor possa ser na gengiva (que está sem proteção, se você não usa nenhum tipo de prótese) ou no dente ao lado mesmo.

  105. Olá Doutora, meu nome é Djair e tenho 22 anos, hoje passei em uma consulta com meu dentista para fazer um canal, porém ele disse que não seria possível fazer o tratamento no dente (penúltimo dente inferior do lado direito)… Fiquei meio surpreso, ele alegou que “como o dente ficou aberto por certo tempo, não seria possível fazer o tratamento já que está com muito cárie”. Ele rapidamente me passou o orçamento de um implante o que não ficaram NADA BARATOS, e devido ao valor alto, não tenho essa condição… Minha pergunta é:
    Realmente em qual situação um dente não tem mais jeito pra nada, somente a extração seria a solução?

    1. Djair, quando a cárie é tão grande que afeta a estrutura do dente, as sua raízes. Aí se o dentista remove a cárie, praticamente não sobra dente. Nesse caso, pode haver indicação de extração, sim.

      1. Dra. fui ao dentista e meu 3° dente do fundo está bem cariado, e o dentista disse que tenho que arrancar o dente para fazer implante, mas ficou muito caro. Se eu arrancar e não fizer o implante de imediato prejudica muito minha boca, meus dentes vão ocupar o lugar dele?

        1. Você não precisa fazer implante, Andreia… mas algum tipo de prótese será necessária, porque na falta do dente os outros dentes vão “querer” ocupar o espaço, sim… e aí eles entortam. A opção mais barata é uma prótese parcial removível, que pode ser usada até que você tenha condições de fazer uma prótese fixa / implante, por exemplo.

  106. Boa tarde, meu dente do fundo quebrou um pedaço bem rente a gengiva, e ele ja eh obturado, será q da pra restaurar ou vou ter q fazer outro procedimento? Eu não sinto dor.

    1. Se pelo menos as raízes do dente estiverem viáveis, é possível restaurar. O tipo de restauração depende do caso, pode ser restauração direta (pouco perda de tecido dentário), bloco ou coroa. Procure um dentista pra avaliar.

  107. Olá doutora, ótimo site! Estou com dúvidas. Foi feito um canal hoje em meu dente, Segundo Pré-Molar, e almejo saber quais são as chances dele quebrar? Quais as medidas que tenho de tomar quanto a escovação? Ele está meio alto, o que devo fazer?
    Grato a atenção.

    1. Carlos, se ele está restaurado adequadamente, as chances de quebrar não são diferente de qualquer outro dente… seu dente não está mais frágil por causa do tratamento de canal DESDE QUE bem restaurado. Os cuidados com higienização são os mesmos, fio dental e escovação frequente. Se ele está meio “alto”, procure seu dentista pra ajustar a restauração, é questão de fazer um pequeno desgaste e tudo deve se resolver.

  108. Boa noite:) Ana eu gostaria de saber se a senhora atende em consultório, e qual seria o endereço, eu moro em São Paulo e não conheço nenhuma clínica aqui que eu confie, e se a senhora teria o nome de alguma que eu poderia me consultar. Desde já agradeço 🙂

  109. Boa noite!
    Quis comentar pq achei vc muito didática e super fofa de responder tantos comentários! Fiz canal num dente sem cárie, causado por um trauma :/
    Paguei 700 reais e queria saber se vc acha abusivo. Era num incisivo central. Você acha muito caro? Joguei na internet e vi preços bem a baixo disso e fiquei chateada.

    1. Tephi, obrigada. 🙂

      Geralmente incisivos centrais têm 1 canal só, portanto o tratamento é mais fácil e rápido (se não for um dente com a raiz torta, por exemplo). Não achei abusivo, até porque cada dentista tem liberdade pra fazer seus próprios honorários, mas certamente está um pouco acima da média. Eu cobraria menos, mas eu não sou especialista em canal.

  110. Ola doutora, bem, tem muito tempo que não vou ao dentista e acontece que esses dias eu senti dores bem fortes em um dente e observei que ele tem carie e que ela furou ele, e tem um buraco chegando onde eu acredito ser a gengiva, pois fui limpar a região, porque os alimentos entram no buraco direto, e senti uma forte pontada na limpeza, acredito eu que toquei na gengiva, eu quero saber quais vão ser as soluções, extração desse dente, ou o canal ou outro?

    Já agradeço a sua atenção e parabenizo pela atenção com o pessoal da pagina.

    1. Lucas, não dá pra dizer a certo qual seria o tratamento apenas com base na sua descrição. Mas em princípio, seria preciso remover a cárie e restaurar o dente. Se a cárie tiver atingido o canal, aí seria preciso tratar o canal antes de restaurar. Me parece que não seja o caso de extração. Procure um dentista pra avaliar.

  111. Ola dra, primeiro vou falar logo que morro de medo de ir no dentista rsrs, por causa disso estou com um dente para fazer um canal, mas como estou na carência do meu plano e o dente começou a doer, só consegui fazer um curativo por enquanto (minha carência acaba no próximo mês), tem algum problema ficar com esse curativo ate o próximo mês????? Obrigada pela atenção.

    1. Se o curativo estiver vedando o dente direitinho, sem problemas, Adriana. O que pode acontecer é o dente doer antes do dia da consulta, e aí pode ser necessário trocar o curativo. Se não, é só aguardar o dia do início do tratamento de canal.

  112. Olá, meus dois dentes da frente superior estão com cárie, está pretinho e com um buraco no meio de trás, será que é preciso extrair ou fazer canal? Só a obturação não adianta? Sou muito nova pra extrair, tenho medo e vergonha… o que faço?

    1. Maria, em princípio é só remover a cárie e restaurar os dentes. Cárie não é razão direta pra extrair dentes e, pelo seu relato, não me parece que seja caso pra tratamento de canal ainda. Você precisa procurar um dentista o mais rápido possível pra avaliar e tratar de acordo.

  113. Olá dra. Ana! Tive um dente quebrado que demorei a procurar um dentista. Qdo fui descobri q precisava fazer canal, mas fiquei muito tempo só com o curativo pois a dor havia sumido. Agora a dor ficou muito pior e não adiantou trocar o curativo, pois a dor não passou após a nova abertura e limpeza, de forma q tive q ficar com o dente aberto e mesmo assim tomando tylex e injecoes de voltaren aguardando a consulta para fazer o canal. Ah, o rosto tb tá bem inchado e a dor só aliviou mesmo com uma anestesia bem dolorida no local. Pelo q está doendo e pela dificuldade em controlar essa dor, estou com receio de não ser apenas um tratamento de canal. Só pelo q descrevi e pelo fato de ter demorado meses tanto pra procurar ajuda quando com o curativo, devo me prevenir para encarar algo mais grave? Desde já agradeço!

    1. José, se o dente não está cariado ou fraturado, ao ponto de comprometer as raízes dele, o tratamento de canal e a restauração adequada do dente devem ser suficientes pra resolver o problema. A dor é esperada, dada a situação.

  114. Meu último dente de baixo quebrou um pedacinho bem perto da gengiva, tem como restaurar? Ha 6 meses fiz uma restauração no meio do dente e agora quebrou do lado, encostado na gengiva, pedaço pequeno.

  115. Doutora, tive que parar de tomar o remedio flodin duo hoje, sabado, porque desde sexta agora sentia alguns desconfortos no centro do peito e na barriga. A minha dentista disse pra eu parar de tomar e ir ao medico. Quando passo da hora de eu tomar o desconforto e aperto no peito diminuem, mas estou preocupada, sera que podera ser angina?

  116. Olá, Dra. Me chamo Adriana, tenho 17 anos. Bom, meu penultimo dente de baixo está com uma carie faz tempo, minha mãe marcava para eu ir nos medicos dos hospitais publicos daqui de Recife, eles só botavam massinha… massinha e doia muito. Eu quando pequena não cuidava muito da minha saúde bucal, sabe… e minha mãe tb nem perguntava (não culpando ela), comia bastante doce e tal, e de uns tempos pra cá fui vendo melhor a minha saude, e esse meu dente não doi, mas percebi q ao lado está saindo pus! Só quando pressiono. Da até vergonha de falar ! 🙁 e ele continua furado, não falei nada pra minha mãe por vergonha, e nojo, pensei q ele ia cair e ia ficar tudo bem, mas ja se passou 1 ano. Bom doutora, minha mãe não tem condiçoes de pagar um tratamento caro, queria arranca-lo se possivél e fazer um implante com parafuso, estou pesquisando o quanto isso pode custar mas não tenho certeza quanto vai dar. Moro no Recife, a sra. teria alguma informação de clinica daqui que faça um serviço de especializado nisso? Obrigada pela atenção, aguardo sua resposta, obg !!

    1. Adriana, aos 17 anos esse dente não deve ser de leite… então, não espere que ele caia. Compreendo a questão financeira, mas você precisa procurar ajuda. Procure atendimento em uma faculdade de Odontologia, por exemplo, onde o atendimento é a preço de custo ou, às vezes, até sem custo. O implante é a solução mais cara, mas existem outras. É preciso avaliar. Eu falo sobre atendimento gratuito aqui –> http://medodedentista.com.br/2012/01/dentistas-gratis.html

  117. Doutora vou ser bem sincera, estou com muito medo que me de reaçao e de nao conseguir tomar na hora certa, e estou com vergonha de dizer isso pra minha medica. Mas vou tomar e seguir a prescrição medica e vou cuidando, qualquer coisa aviso minha medica ou perguntarei para vc doutora, ou irei na emergencia, tenho medo que me de reações graves porque nunca tomei esse remedio antes, infelizmente na minha familia isso aconteceu, ele parou de tomar os remedios sem avisar a medica e meu primo acabou internado, coitado. O que vc acha desse remedio Flodin Duo, ele e muito forte, posso vir a ter alguma reação mesmo seguindo a prescrição direitinho?
    Obrigada.

    1. Compreendo seu medo, mas não vejo absolutamente nenhuma razão pra você ter alguma reação a esse remédio. Se você não tem alergia ou alguma restrição aos componentes da fórmula, pode ficar tranquila.

  118. Oi doutora, graças a Deus consegui terminar meu tratamemto, e deu uma diminuida nas minhas dores bucais. Fui sabado e a minha medica me avaliou e disse que ainda a infecção nao saiu toda, ainda tem dentro do osso, e dai ela nao fez a extração, me explicou porque era muito perigoso que infecção poderia subir pra cima e me prejudica, ela me receitou outro remédio, um que nunca tomei, mas mais forte que a amoxilina. Mas to com medo de tomar o remedio, e o Flodin Duo, 10 comprimidos por 10 dias, toma um comprimido na mesma hora sempre e entre 24 horas toma outro. To preocupada porque nao posso mastigar, ou seja tenho que engolir com ajuda da agua.

    1. O Flodin é um anti-inflamatório, ele não é “mais forte” que a amoxicilina (que é um antibiótico), é uma outra categoria de remédio. Eu acho que você deveria tomar como seu dentista prescreveu.

  119. Doutora, eu fui no medico da emergência e descobri que estava com abscesso perto do meu ultimo dente inflamado na parte de cima. A doutora me receitou anoxilina 21 comprimidos, tomar em 8/8horas e se sentir dor dipirona em 6/6horas. Acontece que agora a inflamaçao ta saindo, so que no ceu da boca estou com dor e esta dolorido, nao consigo nem comer direito, estou tomando sopinha, so o caldo, nao aguento mais de dor. Parece que a infecção esta saindo por cima sabe, meu irmao e minha medica acham que a infecção ainda nao saiu tudo, e dai fica puxando a inflamação pra baixo, doi tudo em cima da minha boca, perguntei pra minha medica se devo parar de tomar essa amoxilina, ela disse que nao devo, tenho que continuar tomando que e ela vai combater essa infecção, o que acha, comecei tomar sabado passado e vou parar sexta para sabado. O que faço?

  120. Quero usar aparelho mas tenho um dente furado, mas ha tres meses eu botei uma massinha, mas jaah caiu, nunca doeu meu dente mas tah furado o ultimo… nunca doeu, isso é problema para usar aparelho ?

    1. Lalaah, só dá pra instalar o aparelho com a parte clínica (restaurações, “limpeza”, tratamentos de canal, etc..) em dia. Então primeiro você precisa resolver esse dente, independentemente de doer ou não.

  121. Doutora, tenho medo de ir ao dentista extrair o meu ultimo dente cariado que ja esta todo quebrado de cima e vir a prejudicar a raiz da minha gengiva que esta sensível.
    Para piorar hoje de manhã ele esta doendo, cheirando mal e estou com mau gosto na boca. Devo deixar o medico da emergência da minha cidade extrair meu dente? No momento estou para agendar no postinho para fazer tratamento de canal. Nao sei o que fazer, talvez eu pague para tratar mas aqui na minha cidade e muito caro o que fazer? Moro em Porto Alegre.

    1. Se o canal do seu dente tem tratamento, via de regra, melhor tratar (a não ser que estejamos falando do siso). Sugiro que você procure um dentista pra limpar o dente, remover a cárie e fazer um curativo. Assim a dor e o cheiro ruim devem se resolver por enquanto. Aí você tem tempo pra pensar no que vai fazer.

  122. Dra. Será que posso extrair o primeiro molar inferior? Ele esta quebrado, precisa de tratamentos e pinos, o custo para a realização dos procedimento são altos, além disso tenho bruxismo e preciso comprar a placa de bruxismo frequentemente, e a mesma também não é barata, queria extrair o dente para reduzir o custo do tratamento, e agilizar o tratamento para colocar aparelho. Então, tem algum problema extrair esse dente?
    Desde já agradeço!

    1. Laize, o primeiro molar inferior é um dente importantíssimo do ponto de vista oclusal (mordida). Se ele tem tratamento, o ideal é mantê-lo. E mantê-lo, em longo prazo, vai sair até mais barato que extrair, a não ser que um ortodontista consiga fechar esse espaço com aparelho, o que não é uma movimentação muito simples. Procure um ortodontista pra avaliar.

  123. Drª, tenho 15 anos e estou com problema no meu penúltimo dente inferior, descobri ha algumas semanas e começou a doer mas de maneira moderada, se fosse o caso eu teria que começar o tratamento antes das dores aumentarem, certo? Ele está furado e quando como, pequenas partes de alimentos ficam dentro dele e doi bastante quando mastigo, é caso de canal ou extração ?

    1. Victor, em princípio não é caso de extração… talvez nem de canal, só de restauração. O ideal é procurar logo um dentista pra tratar, antes que a dor piore.

  124. Oi, tudo bem? Eu tinha feito um canal em um dente meu, mas não sei se o dentista fez algo errado ou meu dente que não aguentou mesmo e o canal acabou quebrando, ficou uma coisa horrível. O que acontece é que a massinha de outro dente meu caiu e eu nem tinha me tocado disso, quando fui ver já estava feia a situação. Dói muito, mas eu não sei se faço canal, seria melhor arrancar? Não quero gastar dinheiro a toa novamente. :c

    1. Luci, se tem tratamento, é melhor tratar. Se não, você “troca” o gasto com o tratamento de canal pelo gasto com extração e prótese. Parece mais barato extrair, mas em longo prazo sai até mais caro.

  125. Boa tarde, meu dente da frente quebrou na parte da lateral porque atrás dele estava furado, então chegou no momento que quebrou na lateral, o que eu faço? Obturação ou restauração, não sei o que fazer, dentista e tão caro na minha cidade. Choro todos os dias quando olho no espelho e não posso mais sorrir.

    1. Mayara, compreendo sua tristeza, mas você precisa procurar um dentista… não há outra forma de corrigir isso. Pode ser o caso de restaurar, mas pode ser necessário, até, uma coroa. É preciso avaliar.

  126. Bom, eu estou meio preocupado, pois vou precisar realizar um tratamento de canal, outro na verdade, ja fiz um ha alguns anos, e tenho uma dúvida que pra mim é muito importante e me da até um certo medo de fazer o tratamento novamente que é a anestesia, não sei se é meu organismo ou a anestesia que é fraca, mas eu senti muita dor mesmo durante o tratamento e após o mesmo, até mesmo pra falar era uma “missão impossível”, e eu estava sob efeito de cerca de 5 à 6 anestesias e a dor era a mesma, isso é normal? Estou muito tenso em fazer outro canal e sentir a mesma dor do primeiro.

    1. Lucas, provavelmente na ocasião daquele tratamento de canal o seu dente estava bastante inflamado. Nesse caso, por causa da alteração da “acidez” tecidual, a anestesia tem dificuldade de se inslatalr, mesmo. Outra possibilidade (ou tavez agravante) é que você estivesse com bastante medo, ansioso, e nesse caso o limiar de dor abaixa (você fica mais sensível à dor). Porque, via de regra, a anestesia costuma resolver e controlar a dor, sim.

  127. Doutora, eu estou com um problema que se chama: pólipo pulpar ou pulpite hiperplásica, e estou com muito medo de fazer, pois parece que vai doer muito. Estou sentido muita dor, tenho apenas 14 anos o que devo fazer?

    1. Tratar logo, Elton! Se você tem um pólipo pulpar significa que seu dente está aberto – por isso dói tanto – e precisa de tratamento de canal. O tratamento é feito com anestesia local, não dói. Procure um dentista pra resolver isso o mais rápido possível.

  128. Doutora, analisa pra ver se essa vai ser a melhor forma.
    Meu dente da frente do nada começou a doer, com 3 dias inchou em cima, fui ao dentista e constatou que deveria fazer o canal, a dentista quando viu o raio x já falou, é perigoso vc perder esse dente pq vc tem a raiz curta.
    Me passou pra pessoa que só cuida de canal, abriu o dente tratou, jogou remedio, passou remédio pra eu tomar, tomei e a inflamcao não cortou tudo. Abriu limpou de novo, passou mais remédio, voltei lá e continua meio inflamado em cima.
    Na terceira vez a dentista fechou o dente, chegando em casa achei estranho, como fechou o dente se em cima tava um pouco inchado, voltei la abriu o dente e tratou de novo.
    A inflamcao que continua é perto do freio, por lá em cima, e não é muita, mas dá pra sentir meio inflamado, ai vem mais uma complicação, como ela tinha fechado tinha cimento, ela foi limpar, adivinha, a broca quebrou lá dentro, ai a doutora ficou muito preocupada, chamou o dentista dono e ele me falou que seria melhor eu arrancar esse dente que ele me daria o implante por tal motivo.
    Primeiro minha raiz e curta, segundo era p tentar tirar essa inflamcao, ele ia ter que abrir minha gengiva, mexer no freio pq ia levantar pra tentar tratar ela por cima. Terceiro, meu dente quase não tem nada mais, só a casquinha pq mexeu muito pra tentar tirar a inflamação.
    Ele poderia fazer pino mais coroa, mas por ser dente da frente a confiança minha não seria a msm, por ser mais fácil de quebrar que implante.
    Por todos esses relatos vc acha que é melhor eu seguir ele e arrancar meu dente? Vão fazer um provisório até terminar a inflamcao e colocar o implante.
    O que vc acha ?

    1. Eu acho que vale a avaliação do dentista: se a broca está quebrada dentro do dente e não der pra remover ela, é caso pra extração. Já se a broca puder ser removida e a raiz do dente estiver viável, dá pra fazer pino + coroa. O implante não é mais confiável que uma prótese sobre uma raiz, desde que a escolha por uma solução ou outra seja bem feita.

  129. Olá Dra!

    Recentemente e repentinamente 1/4 do meu dente quebrou exibindo parte da polpa ou dentina, nao sei exatamente, quando mastiguei um chiclete. Achei estranho, associei a quebra do dente com o bruxismo que tenho, mas fui ao meu dentista hoje, e ele disse que terei de fazer canal, com base na radiografia. Mas sinceramente acho desnecessario, porque o local nao doi, e a ruptura do dente foi apenas 25%.
    Gostaria de saber o que causou a quebra parcial do dente, uma vez que externamente o mesmo estava “esteticamente saudavel”, e nenhum momento doia, e nem doi. O que causou a quebra? E qual o motivo do prognostico de tratamento de canal? A quebra decorreu de uma possivel carie “interna” ou do bruxismo que expondo a “parte viva” do dente desencadeou a necessidade do canal?

    1. Matheus, se a polpa do dente está exposta, independente de haver dor, há indicação de tratamento de canal. Quanto à quebra, certamente havia alguma fragilidade na estrutura do dente: uma “cárie interna”, uma fissura, etc..

      1. Ah entendi Dra! Brigado 🙂 , realmente estou começando o tratamento de canal…, mas notei que em um dente apareceu um ponto preto, o mesmo que havia naquele que quebrou repentinamente, fui ao dentista e ele me disse que isso seria normal, pigmentaçao etc… so que nao quero correr esse risco de quebrar novamente outro dente por uma possivel carie interna… o que eu devo fazer para ter certeza que não é uma carie? Ele disse que é muito dificil diagnosticar a partir de uma evidencia de um ponto preto, o mesmo que estava no outro que faço canal… achei estranho… nao tem um meio de ter certeza que existe uma carie ou ameaça?

  130. Ola Ana,
    Bem, eu fiz uma restauração no penultimo dente inferior e acabou virando canal, só que eu uso aparelho, eu gostaria de saber se eu arrancar esse dente vai prejudicar meu tratamento ? Se tem como o dentista colocar o bracket no ultimo dente ?? (meu aparelho não vai coroa). Nao tenho dinheiro pra pagar por um canal.

    1. Paula, se seu ortodontista achar que dá pra fechar com aparelho o espaço do dente que você quer extrair, até é uma possibilidade. Mas seu tratamento ortodôntico será bem mais longo, pois essa não é uma movimentação tão simples, principalmente em se tratando de um dente inferior. Compreendo a questão finaceira, mas se der pra manter o dente, melhor.

    2. Olá Dra. Estou com 2 pré molares doendo, fui ao dentista relatar sobre a dor ele disse que não havia cárie… detalhe, o dente tem restauração de amálgama há muitos anos e também me disse que não estava quebrado, ele me disse que pode ser sensibilidade, então ele fez a limpeza e me passou DEOCIL para dor. Já estou há quatro dias tomando, quando passa o efeito dói muito, volto a tomá-lo novamente.
      Estou preocupada pois não acho que seja sensibildade, me ajude por favor. Obrigada.

      1. Foi feita uma radiografia, Iramaia? Porque pode haver um fratura que não dá pra ser verificada apenas clinicamente, isso não é incomum em dentes restaurados com amálgama.

  131. Olá Ana, bem, eu coloquei aparelho já vai fazer um ano, tive que fazer uma restauração no penúltimo dente de baixo pra meu dentista colocar o breck (meu aparelho é diferente não vai coroa, é tipo um breck), então voltando, fiz a restauração e virou canal, minha dentista disse que eu tenho bruxismo, por isso o canal, só que eu não tenho como pagar pelo canal, se eu arrancar o dente tem como meu dentista colocar o (breck) no último dente? Esse dente tá doendo muito, não passa, preciso tomar uma decisão logo, já não aguento.

    1. Paula, sim, dá pra colar o bráquete no último dente. Se o dente for de cima, fechar o espaço com aparelho é uma possibilidade… se for de baixo, já fica mais complicado. Compreendo a questão financeira, mas realmente o melhor seria manter seu dente, se ele realmente tiver condições de ser mantido. Converse com seu dentista, se ele achar que extrair seu dente é uma alternativa válida (e der pra fechar o espaço com aparelho), ok.

  132. Boa tarde, fui ao dentista pois quando era bemmm mais nova fiz a troca das obturaçoes por aquelas de porcelana, enfim, quando olhei tinha um pontinho preto e fui ao dentista, ao chegar la fui informada que tava podre, que ele nao fez limpeza, achamos ate um pedaço de algodao, enfim, perdi a metade do dente, ele esta tentando recuperar, mas isso sera mesmo possivel? Estou com curativo e volto semana que vem, o dente interno nao existe mais, somente as laterais, mas nao doi.

    1. Bruna, se será possível recuperar o dente? Pela sua descrição, sim. Se não for caso de tratamento de canal, basta restaurá-lo (restauração direta ou bloco).

  133. Acabei de arrancar a raiz do meu dente, o que ainda posso fazer para nao ficar com um vão na boca? Sera que implante seria uma boa alternativa? So para complementar um pouco mais, eu tive de arrancar pois o meu antigo dentista disse que a raiz ja tava rachada, ruim, e nao segurava mais o pino, porém nessa ultima vez o pino que tinha se quebrado e nao a raiz que nao o segurou.

    1. Marcos, as opções são: 1. Ponte removível 2. Ponte fixa (apoiada nos dentes ao lado) 3. Implante + prótese sobre implante. Todas as soluções são boas e vão resolver o seu problema, a 1 é mais barata e menos estética e funcional e a 3 é mais cara e mais funcional. O problema da 2 é que ela requer desgastes dos dentes ao lado do espaço, pra que eles apoiem a prótese. Converse com o seu dentista.

  134. Boa noite, Drª!

    Fiz o tratamento do canal ontem 23/07.
    É normal sentir dor após o tratamento do canal? Não tenho certeza se a minha dentista obturou o dente, pois vejo que trata-se de uma massinha branca com um gosto de alguma pasta (pode ser curativo?). A Drª indicou realizar um consulta com um especialista em prótese fixa. Ela explicou que devido a fragilidade do dente com o tratamento de canal, seria ideal procurar algum especialista em prótese fixa. Costuma ser caro esse tipo de especialidade?

    Agradeço.

    Tenha um dia.

    1. Pela sua descrição é apenas um curativo Aline, até porque sua dentista encaminhou você pra um especialista em prótese. Sim, você deve procurar um pra avaliar, até pra ter uma previsão de custos.

  135. Olá Dr. Gostaria de te perguntar sobre algumas duvidas que tenho a respeito dos meus dentes. Fui ao dentista recentemente e ele me falou que teria que ser feito um canal em um dente pré molar. Ele doi. Tem um outro que ele me propos a restauração… Só que esse dente ele já foi restaurado um certo tempo atrás… E alem do mais, ele tem uma cárie que foi crescendo e junto uma pele pousou por cima dessa cárie, mascarando-a. Eu que fui olhar com um espelho, porque ele é o penúltimo molar, sem contar com o siso… Comecei a mexer, só que também começou a doer… Sera que só pelo meu relatório aqui você identificaria o problema, se vai ser mesmo uma restauração ou um canal (O dente ta com 1/4 estragado pelo que eu consegui ver)? Parabéns pelo ótimo trabalho que você vem fazendo.
    Att.
    Tiago Lopes

    1. Tiago, pra determinar se é caso de canal ou só de restauração é preciso considerar uma série de fatores. Às vezes o dente nem dói e tem indicação de tratamento de canal. Quanto ao dente com a “pele” por cima da cárie, serrá preciso remover essa gengiva excedente pra restaurar apropriadamente o dente.

  136. Olá doutora, tenho 15 anos e o dentista me colocou a massinha na última consulta, que foi ha 6 meses atrás. A massinha ainda está no dente, e ele disse que seria necessário fazer o tratamento do canal. O problema é que minha mãe é negligente e, muito provável, não tem dinheiro o bastante para pagar um dentista particular, já foi um sufoco só pra mandarem abrir o dente, onde eu tive que dizer que não conseguia dormir de tanta dor, o que ainda não era realidade.
    As perguntas que eu tenho a fazer são: um curativo com 6 meses de duração pode causar transtornos? O canal, no caso gera dor ao paciente durante a execução?
    Obrigado desde já.

    1. Lucas, se aconselha que o paciente fique com o curativo até 6 meses, a não ser em alguns casos em que há troca de medicação intracanal por períodos mais longos. Não, o tratamento de canal não é um procedimento dolorido em si, até porque é feito sob anestesia. O que acontece é que muitas vezes a pessoa procura o dentista já com muita dor, e aí, claro, quando o dentista “mexe”, dói. Mas pelo seu relato, não vejo razão pra isso.

    2. Boa tarde doutora.

      Estou com uma dúvida imensa, 2 anos e meio atrás eu fiz canal no dente 16 (direto). Ontem começou a doer muito. Fui ao meu dentista ele abriu e disse que teria que retratar. Porém, ele não conseguiu chegar até o final devido ao material usado anteriormente ser resistente. E pediu para que eu fizesse uma panorâmica para que tivesse noção de como está esse dente por dentro. Ele disse que se a dor não passasse a solução seria extrair.
      A questão é que hoje é sábado e não tem nenhum local aberto para fazer a panorâmica.
      Já tomei a medicação prescrita há umas 3 horas (antiflamatorio e antibiótico). E a dor não passa de jeito nenhum.
      No momento estou sem condições financeiras para retratar e fazer a panorâmica. Extrair será realmente a melhor solução?

      1. Edileia, não há como saber qual a melhor solução sem fazer a radiografia. Mas, embora eu compreenda a questão financeira, extrair um dente que tem tratamento (se tiver) certamente não é a melhor solução.

  137. Oi Drª, tudo bem? Olha só, fiz um implante há alguns dias, e correu tudo bem com a colocação do pino. Agora, depois de tirar os pontos, olhei com um espelhinho e notei que o pino não ficou bem no meio do “buraco”, ele ficou mais prá dentro da boca. Isso tem algum problema depois para a colocação do dente? Obrigado!

    1. Adriana, em princípio sem problema, o dentista instalou o implante onde era mais adequado do ponto de vista ósseo. Mas tarde , quando a prótese for feita, ela será adequada ao implante e alinhada aos dentes ao lado.

  138. Se o dente estiver necrosado, a cavidade do dente precisa ser muito profunda e larga? Pq estou fazendo um canal no dente da frente, o dente ficou transparente q esta dando para ver a resatauracao, n gostei.

    1. Adriene, o tamanho da cavidade não tem a ver com o fato do dente estar necrosado, mas com o tamanho da cárie e da quantidade de tecido dentário que precisa ser removido por causa disso e pelo acesso endodôntico (canal), em si. Se o dente está transparente, deve ser o caso de restaurar com uma resina mais opaca.

  139. Já fiz 3 canais, e o ultimo agora é o dente 46 inferior direito… E o dentista me disse que a carie estava tão profunda que talvez teria que extrai-lo e fazer um implante, e eu tenho 15 anos… Vc acha que tem MESMO que fazer isso? O que aconteceria se eu colocar o aparelho ortodôntico?

    1. Duda, nem o seu dentista tem certeza de que é MESMO necessário extrair… imagina eu! 😉 O que eu imagino que ele vai fazer é remover essa cárie e tentar manter seu dente… se não for possível, paciência… aí será preciso MESMO extrair. Enquanto você não resolver esse dente (ou restaurando, ou extraindo), não dá pra colocar aparelho.

  140. Boa noite, o meu dentista “cortou” as raízes de um dente mais ao menos ha meio ano, e hoje eu ao comer começou-me a doer o dente.
    Acha que me vai continuar a doer? OBRIGADO.

    1. Claudia, não entendi exatamente o que você quis dizer com “cortou”… seria uma apicectomia (a pontinha da raiz)? Uma amputação radicular (uma raiz inteira)? Se você puder explicar melhor, agradeço.

  141. Doutora bom dia, tenho sérios problemas com dentistas, desde pequeno tenho muito medo, hoje tenho 33 anos e há uns 12 anos que não vou ao dentista, observo que alguns dentes estão bastante estragados e um ultimo inferior começou a doer, estou agora querendo tratar dos meus dentes, bateu “coragem”, tenho um plano odontológico fornecido pela empresa que trabalho, queria saber com a senhora se esses planos cobrem obturações e canal ou tenho que fazer particular mesmo?
    Quando frequentava dentistas, eles diziam que meus dentes eram muito fortes.
    Também tenho 3 sisos para serem arrancados.

    Desde já agradeço por sua ajuda.

    1. Geralmente os planos cobrem restaurações, canais e extrações, Carlos. E geralmente não cobrem próteses e implantes. Mas isso varia de plano pra plano.

  142. Ola doutora. Segui seu conselho e fui ao dentista hoje. Estou com um dente cariado que quebrou esses dias. Segundo o dentista, só poderia salvar com uma coroa. O que me chocou foi o preço, Rs 2100 e infelizmente não tenho condições de pagar tudo isso em um dente. Como faço doutora? Tenho que usar aparelho e o dentista disse que acha q esse dente não seria o ideal a ser extraído (é o antepenúltimo do lado direito superior). Tenho 18 anos e não consigo mais sorrir por conta desse dente, esta realmente muito feio. Vc tem algum conselho a dar? Não posso pagar tanto por um tratamento. Obrigada desde já pela atenção.

    1. Maria, o ideal no momento é fazer uma coroa de um material provisório, via de regra, resina. Não vale a pena investir muito agora (em porcelana, por exemplo), porque será colado um bráquete nessa coroa pra movimentar a raiz do seu dente, e a futura remoção do bráquete pode estragar a coroa “cara”. Um coroa de resina fica BEM mais em conta, o pino já será definitivo e, quando você remover o aparelho, pensa numa coroa de material melhor (e até tem tempo de ir guardando um dinheirinho pra isso). Acho que é a melhor estratégia, dada a situação.

  143. Boa noite, Dra. Ana! Fiquei bastante feliz em encontrar seu blog e ver quão atenciosa a Sra. é com seus leitores. A questão é a seguinte: em 2013 fiz um canal em um dente que estava bem cariado e pus um bloco nele, aí ano passado senti a restauração meio desgastada e retornei ao dentista, que preencheu mais um pouco. Pois bem: o entorno do dente começou a doer, fiz teste de sensibilidade no dentista e também RX e não mostrou nada de errado. Passada uma semana o dente fraturou e não teve jeito: tive que extrair até porque segundo ela tinha INFILTRAÇÃO no dente. Foi bem penoso e dolorido, visto que segundo a dentista a raiz era curva… fraturou em mais três pedaços e escavou bastante a gengiva, cortou muito também e a dor pós-anestesia foi excruciante!! Isso foi na sexta passada e até hoje está dolorido e inflamado (bem menos)… hoje senti um mau cheiro grande nele e estou usando Periogard, tomando ainda analgésicos, antibióticos e anti-inflamatórios desde o tal dia da extração. Tenho algumas questões: Por que houve infiltração em meu dente? O trabalho do canal foi mal feito? O que posso fazer pra sarar mais rápido? Porque tenho muita coisa pra fazer mas não estou podendo, porque tudo esse buraco cheio de pontos dói! O mau cheiro pode ser má higiene por medo de machucar mais o dente ou essa persistente dor pode ser algo mais grave? Só poderei ir ao dentista semana que vem, isso porque ela nem marcou dia de retirar pontos.

    Desde já agradeço.

    1. Isabela, difícil dar um motivo para a infiltração sem examinar você… pode ter sido um problema na confecção do bloco, na cimentação, pode ter “descolado” o bloco, pode ter havido uma micro-fratura… depende. Mas infiltrações têm mais a ver com a restauração, e não com o canal, então não acho que a causa disso tenha sido o tratamento de canal. Não há o que fazer pra “sarar mais rápido” além de seguir as orientações pós-operatórias do seu dentista à risca. O mau cheiro pode ser tanto pela dificuldade de higienizar quanto pela maior proliferação de bactérias anaeróbias nessa fase, alg esperado. Em princípio a dor que você sente parece ser do pós-operatório mesmo, principalmente se você ainda tem pontos, o que incomoda bastante.

  144. Olá Dra. Eu estou com meu penultimo dente (pois já extrai o siso) superior cinza, comi comida e no mastigar quebrou um pedaço do dente, esta mole a parte esquerda do dente e a direita não, e tem um cheiro que lembra pus. Já tenho dentista marcado, porem não sei o procedimento se é canal ou terei que extrai-lo sem possibilidade de restauração?

    Obrigada pela atenção.

  145. Dra, tinha um curativo num dente por mais ou menos 3 meses, e hoje fui comer um bolo e o dente quebrou, será necessária a extração ou um canal pode resolver?

  146. Oi Ana, boa noite…

    Fui fazer um tratamento de canal pela primeira vez ha 6 meses atras… e eu sofri mto porque a medica nao usou o anestesia…

    Apos o tratamento ela deixou o meu dente tampado com massinha… e agendou o retorno para que o tampasse… mas eu nunca mais voltei… Depois do ocorrido, tenho pavor de dentista…

    Quais os riscos que eu corro deixando o dente aberto??

    1. Na verdade o seu dente, pelo seu relato, não está aberto, Luana… mas fechado com um curativo. Não sei se o tratamento de canal foi de fato concluído, nem sempre 1 sessão apenas é suficiente. Como seu dente não está adequadamente restaurado, o risco principal é dele quebrar caso você morda alguma coisa mais dura, por exemplo. O curativo pode ficar íntegro até uns 6 meses, mais que isso pode ser que haja infiltração (que entrem bactérias e saliva nele), e aí pode ser necessário retratar o canal se a restauração adequada não for feita logo. Compreendo se medo, mas procure sua dentista logo pra restaurar o dente e/ ou terminar o tratamento de canal. Se você não fizer isso, as coisas podem ficar mais complicadas.

  147. Ola Dra. Sou Rodrigo, tenho 15 anos e tenho um problema meu dente molar, quebrou a metade dele. Queria saber o q eu faço para resolver esse problema, sera q eu devo arranca-lo ? Por favor me ajude.

    1. Rodrigo, você deve procurar um dentista pra avaliar o seu caso e a extensão dessa fratura. Você não tem que chegar no dentista sabendo o que fazer, não é atribuição sua, quem vai lhe dizer o que é preciso ser feito é o dentista! Talvez seja caso pra extração, talvez pra tratamento de canal + pino + coroa, talvez bloco… depende. Sem examinar você não dá pra saber.

  148. MEU DENTE CANINO INFERIOR ESQUERDO ESTAVA COM UM CANAL ABERTO HÁ 3 ANOS ACUMULANDO SUJEIRA, RESOLVI EXTRAÍ-LO, FOI DIFÍCIL POIS ELE ESTAVA PELA METADE E TODO FRAGILIZADO POR BAIXO, TOMANDO NIMESULIDA E AMOXILNA 500 MG, NO 6 DIA ELE INFECCIONOU, FOI DADO PONTOS, USEI SOLUÇÃO COM CLORETO DE MAGNÉSIO DO JEITO O DR LUIS ENSINOU, PARA FAZER ANTISSEPSIA LOCAL. O QUE PODE TER ACONTECIDO PARA INFECCIONAR? CUIDEI TÃO BEM! ESTOU CORRENDO AGORA PARA FAZER AUTO-HEMOTERAPIA COM 10ML. ME AJUDA, DOUTORA.

    1. Marcelo, quem dera eu soubesse! Nem seu dentista sabe, pode ter certeza. Mesmo adotando todas as medidas possíveis pra evitar um infecção, às vezes ela acontece da mesma forma. Aí é o caso de tratar pra eliminá-la.

  149. Olá Doutora, tenho que dizer que meus dentes são terríveis, minha vontade é arrancar todos e colocar próteses do tanto que já sofri e sofro com eles!!! Tomei muito antibiótico na infância e dizem que esta pode ser a causa de todo meu sofrimento. Ao todo já realizei 5 canais, 2 nos dentes da frente e 3 nos da parte de trás. E ainda tem mais dois para fazer :'(, um deles é no dente queiro, bom minha pergunta é: será melhor eu fazer o canal ou arranca-lo de vez, já que ele ficara ruim de qualquer forma?? Parabéns pela página! 😀

    1. Geisa… que pessimismo é esse? Como assim “ele ficará ruim de qualquer forma”? Se os seus dentes têm tratamento, o melhor é tratá-los, sem dúvida! Dentes com canal tratado e bem restaurados são dentes funcionais e estéticos, como são os demais dentes. Nada no seu relato me fez achar os seus dentes “terríveis”, como você acha… extrações só obrigariam você a usar prótese, seria trocar um problema por outro (provavelmente mais caro). Então, ânimo! Bora tratar esses dentes… 😉

  150. Bom dia, já removi três dentes, tem um quarto totalmente estragado “siso” (o segundo caso, 4 horas – duas auxiliares, 3 odontologos se reversando). É sempre a mesma coisa – não é calcificação, não é raiz torta, simplesmente os ligamentos não soltam o dente, estica até cansar o profissional, e não solta. Alguma dica? Por favor, muito obrigado.

  151. Olá Ana Tokus, tenho um pequeno dente aberto com cárie, e tenho medo de fazer canal porque doi muito, lembrando q esse seria meu primeiro canal, ele doi bastante, pois ando tomando nimesulide pra as dores, é um pequenino buraco, eu acho q se fosse uma obturaçao melhor, mas todos falam que tem q fazer canal, pois tenho medo de ir ao dentista por ele nao saber usar anestesia e ainda por cima machucar meus lindos dentes, o q posso fazer, será que dói mesmo o tratamento de canal?

    1. Ivan, se um dentista não souber dar uma anestesia ele simplesmente não se forma. É básico. Tratamento de canal não dói, o que dói é deixar pra procurar o dentista quando a dor já está insuportável, aí não dá pra fazer milagre… se mexer, vai doer. Apenas entenda que não é o tratamento de canal a causa da dor de dente, pelo contrário, e ele que faz o dente parar de doer.

  152. Olá Drª, tudo bom? Olha só, tenho dor em um dente somente quando mastigo alguma coisa mais dura. Tirei raio x e não apareceu cárie nenhuma, meu dentista disse que meu dente está bom. Ele abriu o dente e deixou com curativo, não achou cárie alguma… mas ele continua doendo quando mastigo com ele… o que pode ser? Obrigada!

      1. Ele abriu por causa da dor… dói sempre que mastigo com ele… não dói parado. É engraçado porque tenho certeza do dente que dói, não é nenhum dos “vizinhos” porque um tem tratamento de canal e o outro está perfeito pelo raio x. Eu aperto o curativo com a língua e dói… muito estranho pq não tem cárie… não é sensibilidade também, é dor mesmo. Obrigada!

        1. Bom, agora que o dente está aberto, é preciso tratar canal. Poderia ser uma dor periodontal (dos tecidos em volta do dente e não do canal, necessariamente), poderia ser uma dor que irradia do dente ao lado (mesmo que você tenha certeza que a dor é nesse dente, às vezes o dente que dói não é o responsável pela dor). Não é comum, mas pode acontecer de um dente hígido ter indicação de tratamento de canal.

  153. Oi doutora, tudo bem?
    Meu nome é Juliana, tenho 19 anos e estou muito preocupada, pois observei que estou com o último dente na parte de cima da boca com um pequeno buraco, já fui ao dentista e ela colocou uma massinha branca, porém ela veio com o tempo a cair (massinha). Com certeza ali deve ficar restos de alimentos que como, me pergunto será que é melhor arranca-lo? Vejo muitos casos de larvas nos dentes e tenho pavor disso acontece comigo. Com esse buraco e esses restos de alimentos é possível criar larvas? HELLP!!!!

    1. Juliana, é questão de restaurar o dente novamente. Não vejo absolutamente nenhuma razão pra extrair o seu dente. Quanto às larvas, esse é um problema bem específico chamado “miíase”, e as larvas só aparecem em tecidos moles (gengiva, por exemplo) quando moscas põem ovos no local, essas larvas não aparecem de outra forma. Então pode ficar bem tranquila quanto a isso, é altamente improvável que uma mosca bote um ovo lá no seu dente do fundo e, mesmo que botasse, isso não ocorre em dentes, mas só em tecidos moles.

  154. Ola, doutora!!!
    Eu fiz um canal ha muitos anos atras, e agora meu dente na parte de tras esta preto, e se olhar na parte da frente, do lado, parece estar com um buraco e dentro todo preto, nao consigo ver direito pq eu quase nao tenho espaco entre meus dentes, ele nao doi sempre, mas de vez em quando da uma dor e para, sera que vou ter que extrair? Pq a parte de tras toda ficaria preta, e normal isso?

  155. Boa noite, doutora! Em primeiro lugar quero deixar aqui td meu respeito a esse trabalho que esclarece dúvidas a tanta gente. Doutora, fui a uma clínica popular e inicialmente disse ao dentista q/ queria implantar os dentes q/ me faltavam, q/ eram apenas cinco dentes superiores, e ele me convenceu a fazer uma ponte fixa, dizendo q/ ia ficar mais bonito e uniforme, eu no início ñ quis, mas como ele insistiu muito acabei aceitando e foi onde tenho o maior arrependimento de minha vida, ñ consigo nem dormir direito pensando na burrice q/ cometi. Ele fez canal em tds meus dentes superiores p/ colocar a fixa, e apareceu duas lesões que nunca tive, uma no dente da frente e outra no dente do lado, já tomei alguns anti-inflamatórios q/ ele passou, mas nd adiantou, já se passaram oito meses e eu estou aqui usando uma provisória sem poder comer direito e as lesões continuam do mesmo jeito, outra coisa q/ esqueci de falar, ele desgastou meus dentes de molar a molar. Agora ele falou p/ mim q/ se a lesão ñ regredir tenho q/ extrair dois dentes, ñ quero em hipótese alguma extrair meus dentes, eles eram tds bons e bonitos e essas lesões apareceram só depois desse tratamento, e ñ consigo finalizar p/q ele fala q/ ñ pode colocar a fixa sem curar a lesão, e o pior é q/ tbm já paguei td a ele. Por favor me ajude, estou desesperada e muito triste. Isso acaba c/ qualquer autoestima, eu tenho alguma outra chance de mudar esse tratamento? Me dê uma luz e muito obrigada, mesmo. Aguardo ansiosa.

    1. Maria, lesões periapicais, via de regra, não são motivo pra extração. Mas pode haver indicação de retratamento de canal. Sugiro que você procure um dentista especialista em tratamento de canal (endodontia) pra avaliar. Se der pra manter esses dentes – e parece que dá -, ele vai confirmar. E realmente, não dá pra colocar a ponte definitiva sem resolver essa questão antes.

  156. Olá doutora, meu dente molar inferior cariou e fiz uma restauração aos 12 anos. A massinha caiu e ficou um buraco e procrastinei a consulta com o dentista. Há 2 anos ele estava completamente tomado pela cárie. Ele quebrou ao meio, depois caiu inteiro e ficou um buraco preto. O que eu faço, tenho medo de ir ao dentista, ele vai ficar apavorado. Agora estou com 19 anos e o dente dói, pois ele está quebrando de novo abaixo da linha da gengiva. O que eu faço? Qual o procedimento que o dentista irá fazer? Na minha situação vai sair caro?
    Será que o dentista vai arrancar meu dente? Se sim, vou ter colocar um implante ou ele pode puxar o siso para frente e reposicionar no lugar do molar? Doutora Ana, já pensei em tudo, inclusive da cárie chegar ao osso.
    Agradeço a atenção.

    1. Beatriz, o dentista não vai ficar apavorado, pode ficar tranquila… é o trabalho dele, dificilmente ele ficaria surpreso. Se a coroa do seu dente “caiu inteira”, é preciso verificar se pelo menos a raiz do dente está viável. Se estiver, pode ser feito tratamento de canal, pino e coroa. Se não estiver, é caso pra extração. Em caso de extração, será preciso prótese, que pode ser removível, fixa ou implante + prótese sobre implante. Procure um dentista o mais rápido possível.

  157. Olá Doutora, moro no Guarujá e aqui tem poucos profissionais bons, gostaria de saber quando é necessário arrancar um dente, pois cada um disse uma coisa. Meu último dente de cima provavelmente está necrosado, pois não doi mais e nem fiz canal, está escurecido e quebrando…

    Um diz que tenho q fazer canal, outro diz que só extraindo e implante em seguida. Ele sendo escondido e não doendo, só tenho medo de infectar, pois coloco curativo e cai. Não sei se arranco ou tento o canal antes. Obrigada desde já, Paty.

    1. Paty, está indicada a extração de um dente quando nem a raiz dele pode ser aproveitada pra colocar pino e prótese, por exemplo. Ou seja, a destruição é tão grande que não dá pra aproveitar mais nada. O fato do seu dente estar necrosado não é motivo pra extração, mas é necessário tratar o canal (o que seria necessário, de qualquer forma, pra fazer pino e coroa).

      Dentistas de especialidades diferentes tendem a resolver o mesmo problema de forma diferente. Além disso, alguns são mais otimistas e outros menos com relação à possibilidade de manter um dente. Via de regra, se dá pra manter o dente com tratamento de canal e prótese, melhor.

  158. Olá Doutora.
    Perdi um dente superior há mais ou menos dois anos, só sobraram alguns pedaços dele, fui deixando para tratar depois, pois nunca me incomodou, fora esteticamente. Minha dentista fez um Raio – x e examinou o meu dente e disse que não seria possível fazer uma coroa nele, pois já está muito cariado, então, terei que extraí-lo completamente. Há 5 anos atrás eu usei aparelho e tive que extrair dois dentes superiores, e eles foram cobertos conforme os dentes foram voltando. Seria possível usar aparelho novamente para cobrir esse dente que irei extrair ao invés de fazer uma prótese? Notei também que os meus dentes da frente ficaram um pouco separados após perder o meu dente, qual seria a solução? Morro de medo de dentista e queria o modo menos doloroso de tratar, rs. Obrigada.

    1. Regina, visto que você já extraiu 2 dentes superiores, talvez não seja possível fechar o espaço de mais uma extração com aparelho. Mas depende muito de que dente estamos falando. Procure um dentista / ortodontista pra avaliar, os espaços entre os dentes da frente, em princípio, podem ser fechados com aparelho.

  159. Olá Doutora, hoje fui ao dentista tratar de um dente que quebrou apenas a pontinha no ano retrasado. Desde lá venho adiando a ida ao dentista, e hoje foi esse tal dia. A dentista fez o raio-x e me disse que eu precisaria fazer um canal. Esse dente só veio doer esses últimos dias, por conta disso resolvi ir logo ao dentista. Mas desde que cheguei em casa ouço meus familiares dizerem pra eu arrancar. Uma prima fez canal ontem e está morrendo de dores e isso só vai fazendo eu quase mudar de ideia. Tenho outros parentes que relatam a mesma coisa. E estou sem saber o que fazer. O dente é o antepenultimo da parte inferior (esquerda) talvez se chame 1° molar inferior. Algo assim. Mas enfim… Gostaria de saber pq tantas pessoas se queixam quando fazem canal. Se arrependem e resolvem arrancar seus dentes. O que eu devo fazer? Estou muito preocupada. E não queria sentir dor em hipótese alguma.

    1. Aurilene, se você extrair esse dente vai trocar um problema por outro: se “livra” do canal e vai precisar de prótese. Tratamento de canal não é o que faz o dente doer, é o que resolve a dor de dente. O problema é que as pessoas deixam a infecção progredir, a gengiva inflamar, dar abscesso… e aí não há “milagre”, o dente vai incomodar, já que leva um tempo, mesmo depois do dente tratado, para os tecidos em volta dele se curarem. Meu conselho é: se fosse EM MIM, eu faria o tratamento de canal e a restauração. Deve resolver o seu problema – que por enquanto é pequeno – e evitar a necessidade de prótese. Não considere com tanto peso a experiência das pessoas, elas só saem contanto quando dá errado. 😉

      Sobre o porquê da obrigatoriedade de fazer prótese caso você extraísse o dente –> http://medodedentista.com.br/2012/01/a-falta-que-um-dente-faz.html (veja o vídeo)

  160. Olá! Usei aparelho por quase 5 anos. Ao retirar notei pequenas manchas entre diversos dentes. Meu então dentista disse que era apenas passar fio dental pois se tratava de placas. Durante quase um ano não conseguia comer alimentos doces, ele então restaurou um ou dois dentes e ao persistir a dor disse que se tratava de sensibilidade. Troquei de dentista e tive TREZE dentes restaurados devido a caries, algumas bem profundas, escondidas por restaurações antigas.
    Existem riscos por ter um número tão grande de restaurações? As restaurações precisam ser refeitas com o decorrer do tempo ou agora depois de tratados o cuidado adequado pode estabilizar a situação dos meus dentes? Estou muito chateada com toda essa situação e muito preocupada. Obrigada e parabéns pelo trabalho!

    1. Laysa, não há um risco direto pelo número elevado (e nem é tão elevado assim, acredite) de restaurações. Se elas estão bem feitas, sem problema, você TINHA cáries, não tem mais. Mas toda restauração tem um tempo de vida útil, um dia elas precisarão ser trocadas – por uma questão de desgaste do material, mesmo -, e esse tempo depende muitos dos hábitos de alimentação e higiene do paciente. Pode ser 1 ano, podem ser 5 anos, podem ser 10 anos, e é ceto que elas serão trocadas aos poucos, e não todas de uma vez só.

  161. Doutora, estou prestes a fazer um tratamento de canal… pois meu dentista disse que nao tem outra opção! Porém, alguns conhecidos que passaram por semelhante caso, ao invés de fazer o tratamento arracaram seus dentes e colocaram aparelho dental, o que com o tempo, trouxe para frente o dente de trás… preenchendo o buraco, isso pode acontecer comigo ou sao casos raros que da certo esse procedimento de extração?

  162. Boa tarde. Estou com um probleminha no dente que tem me causado muita dor. Uma carie muito grande, que comeu boa parte do meu dente. Ontem comi carne em cima dela e causou uma dor horrorosa, que nao quer passar.Eeu suspeito que seja necessario um canal antes da restauraçao do dente, mas ainda assim gostaria de saber que remedio tomar para essa dor horrosa passar ate que eu possa ser tratada por um profissional.

    1. Su, quisera eu dar o nome de um remédio que resolvesse o seu problema prontamente… mas esse remédio não existe. Claro, você pode tomar um analgésico a que esteja habituada, mas isso não garante que a dor seja controlada. Via de regra, é preciso que o dentista intervenha. Por isso, assim que possível, procure um dentista… quanto antes, melhor.

  163. Ola doutura, tenho um dente com carie. Amanha vou ao dentista, mas hoje o meu dente saiu um bocadinho mesmo, pequenino. Tenho medo do que ele me vai falar. Vou ter que arrancar o dente ou nao? Eu tenho um espaço pequenino entre os dentes da frente, vou ter que usar aparelho? Pf responda, eu estou muito aflita.

    1. Raquel, “o dente saiu um bocadinho” como? Quanto ao espaço entre os dentes, se você pretende corrigir, será preciso aparelho, sim… a não ser que o espaço seja fechado com restauração, por exemplo.

        1. Se apenas parte da coroa se partiu, deve ser possível restaurar o dente ou fazer bloco. Se a fratura na coroa for grande, pode ser preciso canal + pino + coroa completa. Em princípio, não vejo motivo pra extração.

  164. Oi, estava com um problema no dente q nao podia comer nada q começava doer, ai agora começou a doer mto, bastante, me aconselharam a extrair, pois talvez nao tenha jeito, o q eu faço ? O penultimo dente de baixo do lado direito, me ajudem?

    1. Rayane, quem “aconselharam”? Se não foi um dentista, o conselho não vale. Procure um dentista pra avaliar, dor de dente não é razão direta pra extração, é preciso avaliar pra identificar a causa da dor e tratar de acordo.

    1. Katiane, procure um dentista pra remover a cárie e restaurar o dente. Não dói, e se preciso o dentista pode anestesiar você. E sugiro que você faça isso antes da cárie aumentar, porque aí pode dar problema de canal.

  165. Olá, sou Maila, tenho 20 anos, tenho uma dúvida e queria que você me ajudasse. Bom, tinha todos os dentes, até que um dia eu quebrei um dos meus dentes, fui para a dentista e ela me sugeriu que eu fizesse um canal no dente que estava quebrado, só que eu preferi arrancá-lo, porque sentia muita dor… Enfim, eu falei a ela (dentista) que iria arrancar, só que ela disse que se eu arrancasse eu teria que usar aparelho pois os outros dentes iriam ficar sem força e tortos. Eu queria saber se isso é verdade? Se preciso ou não usar aparelho?

    1. Ou usar aparelho pra fechar o espaço ou usar prótese, Maila. É verdade sim, os outros dentes ao lado do espaço tendem a fechá-lo, aí “tombam” em direção ao espaço e começam a ficar tortos, causado uma série de problemas. Se você tivesse tratado o canal do seu dente, em princípio, seria bem mais fácil de resolver.

  166. Olá Dra. Boa noite !
    Bom, hj fui ao Dentista e ele fez um tratamento de canal, ai depois ele colocou uma massa branca tipo um cimento, gostaria de sabe se na próxima sessão o dentista vai ter q abrir o buraco novamente? E gostaria de saber se eu posso comer qualquer coisa sem medo desta massa ou curativo cair ???

    1. Gi, provavelmente é uma restauração provisória. Se o canal já foi concluído, será preciso removê-la e fazer a definitiva, sim. Sugiro que você evite mastigar coisas mais consistente com esse dente, pois apenas com o curativo ele se encontra frágil e com risco de fratura. Depois de restaurado, sem problema.

  167. Ola, eu tenho 12 anos e estou com um canal onde já houve uma hemorragia e criou uma bola preta em cima, certo mas isso foi passado, tinha sido aparelho mal esterilizado, ai agora estou com esse canal, já em outro dentista, mas ele não conseguiu tratar porque saia muito sangue e eu sentia muita dor, agora não sei o que fazer!!

        1. Então é algo esperado, dada a situação. Seu dentista estava limpando o interior do seu dente. Você não precisa fazer nada, apenas terminar o tratamento de canal. Uma hora vai parar de doer e de sangrar, e isso sera possível.

          1. Mikaela, você não precisa dizer o que seu dentista deve fazer, pelo contrário, é ele quem vai lhe informar as possibilidades de tratamento. Se houver tratamento para o seu dente, certamente é melhor tratar.

          2. Mas dói muito quando ele mexe, eu não moro mais em Ribeirão Preto Sp, to na Paraiba, ai vou em outro dentista, e o dente só tem a metade porque a outra metade caiu.

  168. Ana, tive cárie no meu penúltimo dente de baixo, do lado esquerdo, demorei para ir ao dentista e acabou quebrando um pedacinho, quando fui, ele restaurou com a resina branca e ok, tudo certo. Passou um certo tempo e a resina caiu, levando mais um pedaço do meu dente, restou acho que metade dele. Fui de novo, ele restaurou de novo com a resina branca. Passado mais um tempo, a resina caiu, dessa vez voltei e ele fez a restauração com amálgama, pois disse que era mais resistente. Durou por volta de seis meses, bem mais que a branca, mas, hoje, estava comendo pipoca e parte da restauração caiu, juntamente com mais um pedaço de dente. Minha mãe disse que era melhor arrancar de vez, mas não gostaria de fazer isso, só tenho 20 anos e estou sem condições de fazer um implante no momento. É realmente necessário fazer isso? O pior é que hoje é quarta feira de cinzas e o dentista do SUS não atende, vou ter de esperar…

    1. Não Amanda, certamente não é caso pra extração! Pela sua descrição um bloco resolve. Bloco é uma restauração indireta, ou seja, ela não é feita diretamente pelo dentista, na hora, mas o dentista molda o dente e manda fazer uma pecinha que completa o dente, em laboratório de prótese. Depois a peça é cimentada no dente, devolvendo forma e função. Esse tipo de restauração costuma ser bem mais resistente.

    1. É provável que sim, Ivo. Se pelo menos a raiz dele ainda estiver boa, dá pra tratar o canal, colocar pino e coroa. E pode ser que sem seja preciso isso, mas que um bloco resolva. Procure um dentista pra avaliar.

  169. Boa tarde dra, meu siso superior nasceu torto, virado para fora, tinha q tirar mas sempre adiava pq morro de medo de dentista, ele ficou cariado, a carie comeu todo dente, agora so sinto um buraco, sendo um dente q tinha q ser extraido, eu ainda preciso ir ao dentista? O q acontece se eu deixar assim?

    1. Se o dente está cariado, sem dúvida que você precisa ir ao dentista, Jurema. Manter o dente assim é manter um foco de infecção no seu organismo, a chance de você ter dores e outros problemas mais sérios é grande.

  170. Doutora, estou com indicação de tratamento de canal em um dente. Não posso pagar e pelo SUS deve demorar de 6 a 7 meses. Eu já tinha decidido arrancar, mas entrei no Google e todos dizem que não se deve arrancar o dente. Minha maior dificuldade quando vou no dentista é que não consigo abrir muito a boca. O dentista fica falando: abre mais, abre mais… eu fico nervosa e chega a doer o maxilar. É normal a pessoa não conseguir abrir muito a boca? O que devo fazer? Se eu for esperar esses 6 ou 7 meses não pode piorar o problema no dente? Eu olhei no espelho e o meu dente está cinza com riscos pretos. Se eu pudesse tomaria anestesia geral pra tratar os dentes, pra apagar mesmo e não ver nada, de tanto que fico nervosa.

    1. Caren, se você não estiver com dor, pode aguardar esses meses pra tratar o canal. O risco é do dente doer e, se isso acontecer, é possível fazer ou trocar o curativo (não sei se o seu dente está com curativo). Realmente, minha recomendação, também, é que você não extraia esse dente. Vai fazer falta 🙂 . Nem todo mundo tem uma abertura de boca muito ampla, isso é normal. Existe a possibilidade de fazer o tratamento com anestesia geral, porém isso demanda internamento hospitalar, acompanhamento de médico anestesiologista, etc., o que gera muito custo. Uma alternativa é fazer o tratamento com analgesia inalatória (gás), que é uma sedação. Mas infelizmente o SUS não oferece (que eu saiba) esse tipo de tratamento… talvez numa universidade você consiga.

  171. Olá Dra.,
    Estou com uma dúvida sobre o tratamento do meu filho de 6 anos, ele adquiriu uma cárie no antepenultimo dente de leite da parte inferior e o levei ao dentista porque teve um abscesso, e só assim pude notar um pequeno ponto escondido no dente dele, fomos ao dentista e o mesmo disse que era algo bem superficial e fez uma pequena restauração, pra minha surpresa o abscesso voltou e um pedaço do dente quebrou, fui a outro dentista e este me disse que aquela cárie que parecia superficial na verdade foi por baixo escondida, só que nesta altura do campeonato o dente visualmente estava bom, porém ja estava necrosado por dentro, foi aberto o dente e pra nossa surpresa não vemos a parede do dente, somente gengiva, vemos um pequeno pedaço somente, agora gostaria de saber se a única opção é arrancar o dente ou se existe alguma possibilidade de mantê-lo!!! Muito obrigada pela ajuda!!!!

    1. Jackie, dependendo da quantidade de tecido dentário perdido – e parece que não foi pouco – em se tratando de um dente de leite, pode estar indicada a extração. Se de pra manter o dente pelo menos com uma restauração provisória, melhor… se não der, talvez seja necessário instalar um dispositivo chamado “mantenedor de espaço”, pra evitar que os dentes ao lado invadam o espaço do dente extraído, prejudicando a irrupção dos dentes permanentes no tempo adequado.

  172. Oi dra., estou desesperada e com muito medo. Ja perdi um dente por causa de canal, agora o dente vizinho quebrou e está doendo muito, so passa a base de ibuprofeno e cataflan. No intervalo de 6 horas volta a dor intensa. Quero arrancar e colocar um implante, é o dente do fundo na base inferior do maxilar. Será possivel? Esse dente na realidade já foi restaurado e ficou basicamente um oco. Para arrancar vai doer muito estando assim com infiltração?

    1. Possível é, Karina. Mas é preciso avaliar se há indicação de extração pra esse dente, porque, se pelo menos a raiz dele estiver ok, ela pode apoiar um pino e uma coroa, o que sairia bem mais em conta que um implante. Quando a gengiva está muito inflamada, realmente, às vezes a anestesia não “pega” bem. Enfim: procure um dentista pra avaliar.

  173. Ola Doutora, bem, fiz um canal no primeiro pre molar e antes q fosse colocado o nucleo e a peça ele quebrou na raiz, a dentista falou q agora não tem outro jeito, vou ter q colocar um root, e não me explicou nada, nem o q é, tem outra solução??

    1. Sula, pelo que entendi, a fratura comprometeu a estrutura do dente, que precisará ser extraído. Dessa forma será preciso substituí-lo com prótese, que pode ser removível (o tal “roach”, como as pessoas costumam chamar), ponte fixa ou implante + prótese sobre implante.

  174. Dra, to curiosa em uma coisa…
    Vou por a faceta de resina no meu dente da frente, meus dentes não são totalmente brancos… nem totalmente amarelos…
    Eu to em dúvida, se eu puser a faceta de resina em um dente escurecido, fica igual os outros a cor? Porque se não ficar não adianta, sabe, não gosto do meu dente assim, porque fica diferente, então queria uma coisa que ficasse igual, sabe?

    1. Sim Annye, a ideia é essa. É questão de escolher a cor de resina que combine com os seus outros dentes. Mas se o dente estiver muito escurecido, talvez seja o caso de pensar em uma faceta de porcelana ou, até, numa coroa.

  175. Bom dia! Tenho varias perguntas… Nunca fui ao dentista. Me da ate vontade de chorar só em pensar.
    Tenho dois dentes quebrados, que só da pra ver alguns pedaços. Tem carne por cima, como se fosse pra proteger o que já não da. As vezes a gengiva incha. Tomo nimesulida e passa. Eu não sei como sera uma consulta. Tenho muito medo. Pode me ajudar? A anestesia é dentro do dente aberto???

    1. Gaby… se você nunca foi ao dentista, tá com medo do quê? Esqueça TUDO que você ouviu sobre dentistas: que dói, que nós somos malvados, que a gente sai arrancando dentes sem perguntar. Você está se baseando na experiência dos outros, e tenha em mente que, quando alguém conta uma história, costuma aumentar as coisas pra ela ficar mais interessante. Meu conselho é: procure um dentista no qual você confie (a indicação de um amigo é uma boa ideia) e faça uma avaliação. É só um exame, não dói, não incomoda. Só assim você vai saber de que tratamentos precisa e se eles envolvem anestesia. A anestesia não é uma vilã, pelo contrário, é ela que garante que você não sinta dor. Não, via de regra a anestesia não é dentro do dente aberto. Então, coragem! Fico aqui na torcida e aguardando notícias.

  176. Ola doutora, entre 2 dentes esta a criar um buraco preto. Não me doi, mas e muito desconfortável. Eu tenho medo de ir ao dentista e do que ele me vai fazer para o compor. Posso usar aparelho sem o precisar?

    1. Raquel, esse “buraco” provavelmente é cárie. Se não dói, ótimo, mas mesmo assim é preciso remover a cárie (com o “motorzinho”) e restaurar o dente com uma resina ou outro material. Se você não precisa de aparelho, não há razão pra usar, não faz sentido.

  177. Fiz uma extração de dente de siso, 3° molar inferior, mês passado, para tratar uma cárie no dente ao lado, o 2° molar (n° 37). O siso estava inclinado sobre esse dente e a parte de baixo foi bem difícil de higienizar e com os anos formou-se uma cárie, bem na linha da gengiva. No raio X, a cárie encostava na raiz e o restante do dente aparentava normal. Não sinto nenhuma dor exceto uma sensibilidade a gelados.
    Ao invés de continuar com minha dentista, fui atrás de um outro dentista para uma segunda opinião sobre a necessidade de fazer canal, esse acabou confirmando e dizendo que a cárie era bem grande. O dentista então me indicou uma dentista para fazer o aumento da coroa porque a cárie estava bem próxima da gengiva, mas, na consulta com essa dentista, ela disse que não poderia fazer porque o dente precisava estar com a cárie limpa e tratada para saber a dimensão dela para que fosse feito o aumento da coroa corretamente. O dentista que indicou já não deveria ter feito a limpeza antes, preparando o dente para a cirurgia de aumento da coroa? Ela pediu que eu procurasse uma emergência odontológica para limpar e cárie e prepará-la para que fosse feito o procedimento. Como numa emergência odontológica só atende casos graves com dor, será que eles me atenderiam?
    Para terminar ela disse que eu estava com uma pequena perda óssea na entrada da cárie e com uma pequena mobilidade no dente.
    A única coisa que me incomoda é o fato de ter uma cárie num lugar tão inusitado.
    Nesse pula-pula de dentistas, corro o risco de perder o dente? O tratamento de canal resolve?
    Tenho a foto do raio x aqui após a extração mas não sei como enviar.
    Obrigado!

    Juliano

    1. Não que ele volte ao normal, Marcos, porque uma vez o nervo do dente necrosada, ele não volta ao normal. Mas dá pra manter o dente sim, com tratamento de canal. Procure um dentista pra avaliar.

    2. Ana, então eu fui no dentista, vou ter que fazer o tratamento de canal e clareamento interno. Ela me disse que ele pode voltar à cor normal com o clareamento (eu bati meu dente, só pra avisar), pode ocorrer isso de ele voltar à cor normal ?

      1. Sem dúvida, Marcos. A ideia é essa, que ele volte à cor normal. Se não voltar totalmente, vai melhorar, pelo menos. Se você não ficar satisfeito, há a opção de fazer faceta ou outro tipo de restauração posteriormente.

  178. Ola, estou tratando um canal, ja estou na segunda sessão do tratamento, na primeira vez não senti dor, mas hoje senti umas fisgadas, estou com um curativo, gostaria de saber se a cada tratamento vai doer mais, eu não suporto a ideia de sentir dor, fico tremendo na sala da minha dentista, ela disse que o meu dente ta muito inflamado, não vejo a hora de tudo isso terminar.

    1. Não Mi, pelo contrário, a tendência é doer cada vez menos. Se seu dente não estivesse inflamado a anestesia “pegaria” sem problemas, e não doeria nada.

  179. Boa tarde, o dente 33 precisa de canal e esta doendo muito, esta latejando e causou um inchaço embaixo da lingua, só vou poder tratar dia 12 de fevereiro. O dente esta com curativo, será que ele vai doer até lá?

    1. Marcia, se já está doendo, a chance de continuar doendo ou de doer mais até o dia 12 de fevereiro é grande. Se não der pra antecipar o começo do tratamento de canal, procure seu dentista (ou outro dentista) pra fazer, pelo menos, a troca do curativo. Deve aliviar a dor.

  180. Bom dia Dra. Há uns 15 anos atrás bati meu dente da frente e ele afastou pra trás, fui no dentista e ele afastou pra frente. Mas ele vem escurecendo de uns tempos pra cá. Já fiz teste de frio e nada senti, bati raio X e o dentista disse que ele não precisa fazer canal, pois é como se tivesse sido feito o “canal naturalmente”. Só que agora preciso usar aparelho ortodôntico e tenho medo de que prejudique ele de alguma forma. Pois já ouvi um caso de que a pessoa bateu o dente da frente e após algum tempo usou aparelho e prejudicou o dente dela. Fico com medo, mas sei que é preciso usar pois meus dentes estão entortando muito por causa do siso.

    1. Ana, imagino que seu dente esteja com o canal calcificado. Em princípio, dá pra usar aparelho sim, a não ser que o dente esteja também anquilosado (veja aqui –> http://medodedentista.com.br/2013/05/o-que-e-anquilose-dentaria.html o que é anquilose), nesse caso ele não se movimentaria, não importa o quanto o aparelho “puxe”. Há mais chance do aparelho causar a reabsorção radicular (um processo em que a raiz do dente diminui) caso na ocasião da batida esse processo já tenha começado… aí é bom avaliar se esse dente pode ou não deve ser movimentado. Enfim: procure um ortodontista e faça uma avaliação.

  181. Doutora, boa noite
    Tenho quatro dentes com obturação e me incomoda muito porque aparece nitidamente que estou com isso na boca, gostaria de saber se posso arrancar os dentes com obturação para fazer implante?
    Eu ja fui em varios dentistas mas nenhum quis retira-los e fazer implante, pois afirma que estou nova demais.
    A questao e que nao interessa minha idade ou enfim, a questao é que me incomoda, tenho vergonha de conversar porque sao nos dentes de baixo.
    Doutora ja coloquei a tal da massinha branca mas me incomoda e é feio da mesma forma.
    Caso eu consiga fazer isso, eu terei algum problema de saude, ou minha pele do rosto vai ficar flacida, ou a estrutura dos meus dentes saudaveis e intactos serao afetadas?
    Agradeço desde já, e parabens pela pagina.

    1. Thais, fico muito feliz em saber que nenhum dentista quis extrair os seus dentes. Sério. Não é nem questão de você ser nova, ninguém deveria extrair dentes sadios, independentemente da idade. Se a estética dos seus dentes incomoda você, sugiro a avaliação de um dentista especialista em estética (dentística). Garanto pra você que há como resolver isso sem extração / implante, com restauração direta, bloco ou coroa, seja lá o que for necessário. Você só precisa consultar um dentista que tenha a técnica necessária pra atender o seu nível de exigência.

    1. Raquel, se há uma cárie, é preciso remover o tecido cariado do dente (com uma broca) e preencher a cavidade que vai ficar com um material restaurador, geralmente uma resina do cor do dente. Basicamente é isso. Se for uma cárie profunda será necessário anestesiar, se não for, nem precisa de anestesia.

  182. Olá, dra. estou grávida e estava com uma dor de dente insuportável, fui ao dentista hoje, ela falou que estava muito feia a situação a que deveria esperar o bebê nascer pra ver se iria fazer canal ou extrair, ela limpou, fez curativo e fui pra casa, quando a anestesia estava passando começou a doer muito, voltei lá e ela tentou tirar o nervo e limpar mais um pouco e esperou pra ver se ia doer de novo, como não doeu ela fechou, só que não consigo comer nada e sinto muito peso no dente, e uma dorzinha ainda.

    1. Camila, enquanto o tratamento de canal não for terminada, sempre haverá a chance do dente doer. Dada a situação, de você estar grávida, se doer novamente será preciso trocar o curativo. Não vi, no seu relato, razão pra extrair o dente.

  183. Olá, meu primeiro molar está com problema, e se um tratamento que já começado não funcionar terei que fazer um tratamento de canal, mas o meu terceiro molar, que é aquele dente que tem que ser extraído por falta de espaço, está se formando e logo logo vai sair, minha dentista disse que eu poderia extrair o dente que está com problema e usar um aparelho para o terceiro molar ficar no lugar dele, mas algumas pessoas dizem que esse ultimo dente não presta, é mt sensível e estraga muito rápido, é verdade? Qual a melhor opção?

    1. Daiane, se o canal já foi concluído, procure seu dentista pra reavaliar. Certo desconforto é esperado depois de um tratamento de canal, já que os tecidos em volta da raiz do dente ainda estão em processo de cura. Às vezes é só questão de fazer um pequeno desgaste / ajuste e aliviar a força sobre o dente.

  184. Então, eu tava com o dente completamente furado, sentia o pulsar do nervo e após meses nessa situação resolvi ir ao dentista. Eu querendo extrair , mas a drª disse que o melhor seria fazer um canal, mas não seria de imediato, pois não será feito pelo sistema público de saúde. Ok. Ela retirou um pedaço do dente, que estava parcialmente destruído, e preencheu todo o espaço com uma massa [dois dias atrás]. Hoje sinto um incômodo nesse dente, como se tivesse algo nele que não fosse dele, entende? Como se o dente estivesse pesado. O dente não dói, só incomoda o peso dele dentro da minha boca. Isso é normal perante a situação ou devo retornar ao dentista? Obg desde já!

    1. Weidson, se não dói, ok. Certo incômodo, dada a situação, é esperado. Mas sugiro que assim que possível você conclua o tratamento de canal, na atual situação seu dente pode voltar a doer a qualquer momento.

    1. Raquel, só o dentista, após avaliação – inclusive com radiografia – vai poder afirmar – ou negar – a necessidade de extrair esse dente. Se pelo menos a raiz dele estiver ok, deve ser possível fazer pino e coroa. Procure um dentista e faça uma avaliação.

  185. Olá dra. boa noite, quero contar o meu problema, ja faz mais de um ano que o dentista fez um canal e colocou um bloco no dente segundo molar, mas acontece que agora esta quebrando o cimento aos poucos, eu nao sei o que fazer. O dente pode voltar a doer? Eu tenho que ir imediatamente no dentista? Esse dente feito o canal ainda segura mais um bloco? Espero resposta.

    1. Procure seu dentista antes que o bloco se solte, Gili, ele pode quebrar ou até você engoli-lo. Em princípio, é questão de recimentá-lo. Não há razão para o dente voltar a doer.

  186. Olá outra vez, Ana.
    Obrigada pela sua rápida resposta, mas a minha dúvida persiste!
    Visto o meu filho ter bastante dor e um enorme abscesso, fui hoje ao outro médico que verificou a situação, e disse que tem pus e receitou Amoxicilina, Metronidazol, Diclofenac, e Vitamina C. No entanto pediu-me para voltar após 7 dias para extrair o dente!
    Aqui vão as minhas perguntas:
    A medicação é confiável?
    É possível fazer tratamento de canal ou é mesmo necessário extrair o dente, uma vez que o dente foi chumbado?

    1. Se o dentista prescreveu a medicação dessa forma é porque ele detectou uma infecção, não vejo problema. Se antes não havia indicação de extração, não acho que haja agora. Então, em tese, o tratamento de canal – ou algum procedimento gengival, depende da causa do problema – resolveria. É preciso considerar, também, de que dente estamos falando. Qual o dente? Qual a idade do seu filho?

  187. Olá Ana,
    O meu filho chumbou o dente ha 5 meses (isto em junho), antes disto o medico colocou uma massa num período de 15 dias. 1 mês depois de colocar o chumbo começou a doer e voltei de seguida no medico, que me informou que havia um desacerto no chumbo que então ele acertou. Hoje acordou com um grande inchaço e diz que está a doer o mesmo dente! Não sei mais o que fazer.

  188. Ana, meu dente inflamou, to tomando amoxicilina, depois de 3 dias passou a dor imensa, mas ainda sinto um incômodo na gengiva, é sinal que ta um pouco inflamado ainda?

    (To usando ha 5 dias a amoxicilina)

    Queria saber, pois vou fazer o canal essa semana e se tiver esse incomodo ainda, acho que a anestesia não vai fazer efeito.

    1. Adriano, se você está tomando antibiótico, a infecção já está sendo tratada. Tome até o dia que seu dentista prescreveu, é importante não interromper o tratamento medicamentoso. Estando a infecção sob controle, a inflamação deve regredir e a anestesia vai funcionar, sim.

  189. Parabéns Ana, amei o seu site e seu trabalho, recomendo a todos pedir ajuda aqui, cuide bem mais desse dom que Deus te deu, Deus abençoe vc sempre, abraçosss…

  190. Fui ao dentista pedir pra fazer extração, antes eles tirou raio x e deu continuidade, no ato na nona anestesia que veio pegar ele quebrou o dente e conseguiu tirar um pedaço da raiz, isso é normal, sinto dores, ele mandou voltar com sete dias tomando amoxilina em 8 em 8 hrs e paracetamol, estou preocupado, o que faço?

    1. O que você quer saber se é normal, Salatiel? As 9 anestesias? É bastante mesmo, mas se foi necessário, ok. Ou você está em dúvida sobre o dentista ter “quebrado” o dente durante a extração? Sim, isso é bem comum, alguns dentes não têm como sair inteiros, aí o dentista remove em pedaços. Se você estiver se recuperando bem, creio que não precisa ficar preocupada, apenas tome a medicação como prescrita.

  191. Olá querida, gostaria de tirar uma dúvida. Fui ao dentista para fazer uma raspagem na gengiva pra fazer um tratamento de canal no molar, pois o pré molar estava incluso e a coroa dele não tinha saido, ele saiu cariando o molar por dentro, retirei o pré molar e 15 dias depois fui fazer a raspagem para fazer o tratamento de canal, sai do consultório chorando e passando muito mal de tanta dor, ela começou a fazer sem anestesia, esse procedimento é correto? Qual o nome que se dá a essa cirurgia que fiz? Hoje em dia ainda existem procedimentos que durante a cirurgia causam dores incontroláveis ou a anestesia é pra não sentir dor? Desde já agradeço a atenção, abraços!

    1. Priscila, não estou bem certa de que se trate de uma raspagem, talvez tenha sido uma cirurgia chamada “aumento de coroa clínica”. Pelo que entendi a anestesia foi dada mas ainda não tinha “pegado” no início da cirurgia, é isso? Obviamente não se faz uma cirurgia sem anestesia, provavelmente sua dentista achou que já estava ok, você disse pra ela que sentia dor? Sim, a anestesia tem a função de evitar a dor durante a cirurgia.

      1. Olá Ana, foi isso mesmo que fiz, aumento de coroa! Mas a dentista não tinha aplicado a anestesia não, ela só aplicou quando comecei a gritar de tanta dor e mesmo assim a anestesia durou apenas alguns minutos e depois comecei a sentir muitas dores novamente, acredito que não foi um procedimento correto, estou buscando informações, pois vou ligar para o plano odontológico para reclamar, mas antes tenho que estar informada!

  192. Ola,
    Estou aqui pra tirar uma duvida. O meu penultimo dente esquerdo de cima tinha saido a obturaçao que tinha feito (e eu nao resolvi), só que agora o mesmo dente quebrou em uma parte dele, o que eu faço ??

    1. Emily, procure um dentista pra verificar qual a extensão do dano que a fratura causou. Dependendo do caso, a solução pode ser uma restauração, um bloco ou até uma coroa completa. É preciso avaliar.

  193. Ola! Certa vez senti uma forte dor no dente 43, lado direito, e o profissional abriu e disse que estava necrosado, que por esse motivo ele doia, por causa dos gases acumulados, e deixou aberto para que fosse realizado o canal, por falta de dor fui deixando aberto por alguns meses. Quando retornei tirei um raio x no qual havia uma mancha escura dizendo que estava oco. Ele me disse que nao poderia mais fazer o canal e sim teria que extrai-lo, fiquei surpreso porque o dente esta em perfeitas condiçoes, seria isso mesmo o ultima opçao? Por que nao doía?

    1. Juan, certamente o dente não estava em perfeitas condições. O dentista nunca condenaria um dente em perfeitas condições. O fato de você tê-lo deixado aberto e sem tratamento, por alguma razão – infecção em volta da raiz, cárie, etc. – acabou inviabilizando que o dente fosse mantido. Não doía exatamente porque estava aberto, os gases não faziam pressão nos terminais nervosos na pontinha da raiz do seu dente.

  194. Olá!! Vou realizar um canal no 2º molar inferior, mas após a radiografia do dente o dentista disse que precisava extrair o 3º molar que já tinha nascido e poderia atrapalhar o canal, porque está bem próximo do 2º molar e incluso, e é necessário maior espaço para realizar o canal. Ao fazer a cirurgia a extração não foi possível porque o dente estava “colado” no osso e poderia atingi-lo. O dentista vai me encaminhar para um bucomaxilo realizar a extração, já que a cautela é maior devido a estrutura óssea. Estou com um pouco de medo. Tem alguma gravidade na extração desse dente siso. É mais delicada que imaginava. E é necessária mesmo essa extração pra realizar o canal do 2º molar?? Só fiquei mais assim porque o dentista devia ter pedido uma radiografia panorâmica pra ter uma melhor visualização da estrutura do dente. Só durante o procedimento ele falou que o osso ia atrapalhar essa extração delicada e que ia me encaminhar ao profissional especialista em bucomaxilo após a retirada dos pontos suturados.

    1. Vânia, não posso afirmar apenas pela sua descrição que a extração do terceiro molar seja necessária pra se fazer o canal do segundo molar. Acho até que o problema não é bem esse, imagino que o terceiro molar esteja reabsorvendo parte do segundo molar, o que coloca a permanência do segundo molar na boca em risco. Se o terceiro molar está anquilosado (“colado” ao osso), a extração é mais difícil, sim. Mas o cirurgião bucomaxilofacial está preparado pra esse tipo de situação.

  195. Ola, estava precisado fazer canal em um dos meus dentes mas com a falta de disponibilidade no convenio meu dente foi quebrando, ai comecei a sentir muitas dores, fui no pronto socorro do convenio, a dentista terminou de quebrar meu dente mas nao arrancou. Ai eu te pergunto, preciso fazer canal ? Se não, por que la nao arrancou todo o dente?

    1. Henrique, como assim “terminou de quebrar” seu dente? Imagino que ela deve ter removido um pedaço da coroa fraturada. Enfim… não dá pra afirmar que o caso seja de extração apenas pelo seu relato, mesmo que não haja mais coroa, se a raiz estiver boa, dá pra tratar o canal e fazer pino + coroa protética. Ou seja: é preciso avaliar pra ver qual é o melhor tratamento. Se der pra tratar canal e manter o dente, melhor.

  196. Boa tarde,

    Vou começar um tratamento para substituir minhas restaurações, ao todo são 10 dentes e em um deles precisei fazer tratamento de canal.
    Te pergunto: a minha vontade era fazer todas as novas restaurações em resina pela estética mesmo, agora estou em dúvida se elas são duráveis e se o dente com canal pode ser restaurado com resina, e tem diferença de material no mercado, qual o tipo de resina devo pedir ao meu dentista?
    Agradeço.

    1. Fabio, sim, atualmente existem resinas com desempenho clínico excelente. Cada dentista gosta de trabalhar com um tipo de resina, eu gosto muito das resinas da 3M ESPE?, a Z100, a Z350 … mas cada caso é um caso, quem vai decidir a melhor resina pra cada situação é o seu dentista. Sim, um dente com tratamento de canal pode ser restaurado com resina, digo mais: DEVE ser restaurado com uma restauração adesiva (que é o caso da resina).

  197. Ola dra.,
    Bom fui ao dentista responsavel por fazer canal, pois uso aparelho e acabou por força desproporcional quebrando a raiz do dente, o problema e q ja nao tem abscesso, e sim um tipo de osso, algo pontudo na gengiva, e ele me falou q dependendo do resultado do raio x teria q arrancar, pois não teria como fazer o canal.
    Minha duvida e se devo procurar outra ortodontista, pq depois que começei a manutençao com a dentista meus dentes começaram a estralar, fora q comecei a sentir dor na atm e dor de cabeça frequentes, ouvido tmbm, coisas q nao tinha antes, e o problema e q meu sobrinho faz tratamento com ela e tmbm sente os dentes estralarem, e reclama de dor na face, é normal isso?
    Ps: tenho 20 anos e meu sobrinho 13
    Ps: sobre a fratura no dente, é o incisivo lateral esquerdo. E ela msm identificou a fratura, pois fiz ela vir da cidade onde mora ate o seu outro consultorio pra ver o dente, se confirmado q foi culpa do exagero de força do aparelho ou erro dela, devo cobrar?

    1. Paulo, a relação entre oclusão (a nossa “mordida”) e problemas de ATM / dor na face é um assunto controverso. Não dá pra ligar as duas coisas de forma direta, sem uma investigação criteriosa. Mas sim, pode ter a ver. Quanto aos estalos, alguns pacientes relatam esse tipo de sintoma, mas isso não significa problema, em si.

      Quanto à fratura, acho altamente improvável que a movimentação ortodôntica a tenha causado. As forças aplicadas pra se movimentar um dente são muito suaves (mesmo que pareçam grandes para o paciente).

  198. Dra. me ajude, fiz um canal há seis meses e toda a coroa do dente foi retirada, colocaram massinha no lugar e me recomendaram fazer uma coroa (prótese)! Mas como não tive condições financeiras de fazer, fiquei só na massinha. Como voltei a sentir dor neste dente acredito que ele deve estar infeccionado, por estar tendo acesso a particulas de alimento em seu interior. Mas agora que tenho condiçoes de pagar, estou com muita VERGONHA de ir no dentista, vergonha mesmo!!!!, do estado do meu dente, do fedor que deve estar dentro do canal…
    Imagina há 2 anos não vou ao ginecologista por vergonha, mas isso, de mostrar o meu dente nesse estado, é muito pior, nem tenho coragem de abrir a boca…
    Para piorar, tenho medo de dentista (quando fui fazer esse canal, literalmente, desmaiei no consultório), só vou mesmo quando estou morrendo, mas a vergonha que sinto supera meu medo… não sei o que fazer, me ajude!!!

  199. Doutora, sempre cuidei bem dos meus dentes, de escovar de 3 a 5 vezes ao dia, e mesmo assim eu perdi meu molar esta semana, e estou com alveolite e estou com muita dor, pergunta: a sra é solteira? Quer se casar comigo para que meus problemas dentários sempre acabem??? Desculpa, e que a sra. e linda, bjos e parabéns pelo blog.