Dói extrair os sisos?


Todo mundo que tem entre 17 e 21 anos e está com a cara inchada quer saber: dói pra tirar os sisos (terceiros molares)? Resposta: não dói. “Mas como não? Fiquei sabendo que a cunhada da prima da minha avó quase morreu quando foi tirar os dela!”. Pois é… e desde quando você liga pra o quê a cunhada da prima da sua avó diz? 😉

Melhor 4 sisos na mão do que 2 com pericoronarite!

Primeiramente, nem todo siso precisa ser extraído. A decisão pela remoção de 1 ou mais dentes do siso depende de vários fatores. Geralmente são extraídos aqueles terceiros molares que mais atrapalham do que ajudam: os que já estão cariados e precisam de tratamento de canal para continuarem em função, aqueles que recorrentemente infeccionam a gengiva e causam uma dor danada, os que não participam da mordida e estão na boca “só de enfeite” (e pra juntar restos de comida) e os que ainda nem nasceram e, por estarem impactados, nem vão nascer.

E como é que acontece a temida extração dos terceiros molares? Primeiramente, o dentista vai pedir que você faça uma radiografia panorâmica. Esse exame é necessário para saber qual a posição dos seus dentes, principalmente dos sisos que ainda não nasceram. Também serve pra conhecer o formato das raízes deles, já que os sisos podem apresentar anatomias diversas.

Feitos os exames (a radiografia ou quaisquer outros que seu dentista tenha requisitado) é hora de marcar o dia do abate da cirurgia. Dá pra tirar 4 de uma vez só? Dá, mas geralmente faz-se 2 de cada vez pra judiar menos da vítima do paciente. Isso porque o parte  mais chata para o paciente costuma ser o pós-operatório, e não as extrações em si. A regra é a seguinte: quanto mais for mexido, mais chata e demorada será a recuperação. Se for preciso desgastar osso, cortar o dente em pedaços para removê-lo e etc., mais dias “de molho”.

Durante a cirurgia o paciente está anestesiado, portanto não tem motivo nenhum pra sentir dor. E, depois das extrações, serão prescritos analgésicos e/ou anti-inflamatórios, para diminuir ao máximo o desconforto pós-operatório. Seu rosto pode inchar, ficar roxo, amarelo, verde. Mas aí já era, né?! Nessa fase o importante é seguir à risca as orientações do seu dentista, como:

  • Não faça esforço físico.
  • Coma alimentos mais pastosos e que não estejam muito quentes. Se empanturre de sorvete! 😉
  • Procure não cuspir nem fazer bochechos. Se estiver com um gosto ruim na boca, beba água. A pressão negativa que se faz dentro da boca ao cuspir pode soltar pontos e desprender o coágulo, que é uma massa vermelho-escura que fica no alvéolo, o buraco onde o dente estava. Isso pode provocar sangramento.
  • NÃO FUME. A chance de você conseguir uma bela de uma alveolite (a inflamação do alvéolo) é enorme se você teimar em fumar durante o período de recuperação. Não diga que eu não avisei…
  • Mantenha limpo o local da extração, livre de resíduos alimentares. Se não der pra usar a escova de dentes, tente com um cotonete, com cuidado.
  • Tome a medicação prescrita pelo seu dentista da forma que ele receitou e pelo tempo certo, mesmo que não esteja doendo mais. Às vezes não dói mais justamente porque você está tomando remédio.
  • No dia marcado, compareça ao consultório do seu dentista para remover os pontos. Não tente remover os pontos sozinho.

Claro que, se você aparecer no consultório do dentista quando o siso estiver todo inflamado e doendo, uma extração de urgência provavelmente será dolorida. Isso porque a anestesia não “pega” bem em tecido inflamado. Portanto: não espere o dente inflamar… vá ao dentista antes do dente doer e eu GARANTO: vai dar tudo certo!

“Ah, mas pra você é fácil falar que não dói… você é dentista!”. É… mas sabe de quem são os 4 sisos da foto deste post? Tá falando com a dona! Tirei os 4, 2 de cada vez, e não tenho nenhuma história assustadora pra contarsorry! 😉

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Cirurgia

Marcadores:

1.692 comentários

  1. Dra, tenho 16 anos e vou precisar extrair os 4 dentes sisos, todos estão inclusos, mas os da parte de baixo estão inclusos e deitados, como mostra no raio x panoramico que meu dentista pediu, ele falou que terei que fazer a cirurgia, só que estou com medo de a cirurgia ser complicada por eles estarem inclusos e os da parte de baixo deitados, o dentista que vai fazer a cirurgia foi sugerido pela familia, a primeira consulta foi marcada para semana que vem, só que to com essa duvida dos dentes inclusos e to com mais duas duvidas, se a cirurgia demorar muito eu fico preocupado de não conseguir ficar com a boca aberta por muito tempo e to com medo de dar ansia de vômito na hora. Espero tirar todas essas duvidas com o dentista na consulta pra eu ficar mais calmo, mesmo assim queria a sua ajuda e opinião para esclarecer essas duvidas de possivel, aguardo resposta!!

    Obrigado!! E belo blog parabens!!

    1. Welington, o fato dos dentes estarem inclusos não é um problema em si, a não ser que a posição deles dentro do osso não seja favorável. Mas essa é a exceção, não a regra. Você não vai precisar ficar o tempo todo de boca aberta, há momentos em que pode fechar e descansar. Quanto à ansia, se você não costuma ter ânsia no atendimento odontológico, não há razão pra ter duranta a cirurgia. Apenas fique tranquilo e confie no seu dentista.

  2. Ola doutora! Hoje fui ao dentista e através de uma panorâmica descobrimos que será necessário extrair o siso inferior esquerdo que nasceu somente a metade e ele esta com uma pele no finalzinho do dente, como se fosse aquela pele que estivesse impedindo do dente terminar de subir, embora falte pouco para terminar de nascer. O dentista disse que a posição dele esta normal e que vai ser fácil para extrair, porem ele passou o caso para um outro dentista que é especialista em extração de siso. Mas eu estou com muito medo, doutora! Gostaria de saber: nesse caso será necessário serrar o dente ou quebra-lo para fazer a extração? Pois ele disse que ele esta na posição certinha, mas estou com muito medo!!!! São 2hrs da manhã e nao consigo dormir de medo kkkkk até que encontrei seu blog…

    1. Camila, provavelmente não será necessário. Certeza disso, só na hora de extrair. Mas não se preocupe, isso não muda nada pra você… a cirurgia é a mesma, a anestesia a mesma. Essa é apenas uma questão técnica.

  3. Olá Dra. Minha dúvida está na questão da sensibilidade do queixo e língua, quando ocorrer a cirurgia de extração dos dentes, pode ocorrer a perda de sensibilidade tanto no queixo quanto na língua, e se é uma perda parcialmente ou total ou tudo se trata de um mito?
    Desde já obrigado!

    1. Gustavo, pode acontecer, sim, mas em casos bem específicos. É exceção, não regra. Isso se chama hipoestesia ou parestesia, e via de regra é um problema passageiro.

  4. Oi Dra. Estou marcada para fazer a cirurgia de dois cisos amanhã, o inferior está semi-incluso e na horizontal, o superior está totalmente incluso, mas está na posição “normal”, no entanto, minha arcada não comporta e provavelmente não iria nascer devido a minha idade já (21). Estou com muito medo porque já tenho pânico de extrair dentes e porque o segundo molar inferior está doendo devido o ciso estar empurrando, já acordo com dores porque durmo de lado e acaba pressionando ele. O pós operatório costuma ser complicado com os dentes nessa situação? Outra pergunta, tenho uma prova 3 dias depois da extração, posso fazer normalmente? Estou com medo de ir fazer é ter sangramentos, dores, etc.

    1. Brenda, o pós-operatório depende muito do paciente. Tem gente que, num caso como você descreve, vai “tirar de letra”, em alguns dias já estará completamente recuperado. Outras pessoas vão levar mais tempo… 1, 2 semanas. Via de regra, quando o dentista precisa tirar um pouco de osso, o pós-operatório tende a ser mais “chato”. Mas nada que o analgésico não dê conta. Se você estiver se sentindo bem, pode fazer a prova normalmente (se não for uma prova de triatlo, claro 😉 )

      1. Obrigada por responder. A recuperação foi um sucesso. Não senti dor alguma. Tirei os pontos duas semanas depois da extração, porque quando fez sete dias o local da extração do superior ainda sangrava e estava bastante dolorido, também não conseguia abrir a boca totalmente, o dentista optou por esperar mais alguns dias e utilizar um enxaguante com água morna. Só que faz três semanas que arranquei os dentes e o inferior ainda está com o buraquinho aberto, é normal? Não foi, nem nada, só que cai restos alimentares e eu tenho que ficar mexendo pra limpar o local.

        1. Normal, Brenda. Vai levar semanas pra gengiva fechar, já que a cicatrização da gengiva é por segunda intenção, “de dentro pra fora”. Continue higienizando bem.

  5. Olá Doutora. Tenho uma extração de 2 sisos marcada. Tomo Escitalopram para transtorno de ansiedade. Corro algum risco de reação ao tomar anestesia?

    1. Narla, em princípio não. A classe de antidepressivos que mais interage com anestésico locais é a de inibidores da MAO, e o Escitalopram é um inibidor seletivo da recaptação de serotonina. Eu falo só sobre esse assunto aqui –> medodedentista.com.br/2016/03/tomo-antidepressivo-posso-tomar-anestesia-no-dentista.html

  6. E quando ao extrair este (siso) o profissional rasga o palato, e um pedaço do osso vem junto com o dente, e depois de quase 60 dias ainda continua dores e em alguns casos seguidos de pus e sangue. Pergunto, isto e normal?????

    1. Certamente não é normal ter dor, sangramento e pus depois de 60 dias da extração, Marcia. Vir um pedaço de osso junto com o dente pode acontecer, dependendo das condições da cirurgia, assim como alguma incisão no palato. Sugiro que você procure seu dentista pra reavaliar e ver o que está acontecendo.

  7. Olá Dra, tenho 29 anos e só fui ao dentista 3 vezes na minha vida, a primeira fui extremamente mal tratada quando criança, e depois já adulta com 3 cáries fiz todo o procedimento necessário, e agora por último fiz uma avaliação e a dentista sugeriu a retirada do sisos, fui ao cirurgião junto com meu esposo, estamos prontos para os 2 terem os sisos extraídos, na minha vez eu perguntei ao dentista realmente se seria necessário, não tenho medo de dor isso não é o problema, eu só não entendo pq a maioria dos dentistas recomendam a retirada, pedi pra ele analisar se os meus estavam prejudicando os outros dentes algo do tipo, após olhar a radiografia ele disse que eu tinha bastante espaço e estavam no lugar sem “incomodar” os outros, me alertou sobre a necessidade de higienização ainda mais pq não sou uma frequentadora assídua, e disse que se eu não conseguisse passar o fio dental seria o caso da cirurgia, eu lhe pergunto qual a função de um siso? Pq eu creio que se nasceu e está tudo ok ele tem uma função, mas não sou especialista então jogo pra senhora a minha dúvida hehehehe

    1. Meiry, é uma questão de função, mesmo… porque esteticamente, ter ou não os sisos não faz diferença. Os sisos devem ser mantidos quando estão bem posicionados e participando ativamente da mastigação. Também, quando são apoio de alguma prótese, por exemplo. Já têm indicação de extração quando incomodam, são difíceis de higienizar e, se estiverem inclusos, ameaçarem a integridade de outros dentes. Há uma recomendação de que todo siso incluso seja extraído, porque há uma pequena chance desse dente dar origem a um cisto, mas cada caso é um caso. É o dentista que julga a necessidade de extrair um siso ou não, com base nos exames e na relação custo-benefício para o paciente.

  8. Boa noite, tenho 15 anos e passei no dentista, ela pediu para que eu procurasse um buco maxilar… Marquei a consulta! Já vou retirar o dente?

  9. Oi doutora !! Faz 4 dias que tirei os 4 sisos, não senti dor até agora, mas minhas bochechas estão muito rochas e inchadas ainda, também estou com o lado inferior esquerdo do lábio anestesiado. O dentista teve que quebrar os dentes inferiores para extração, é normal essa demora para sarar?

    1. Não tá demorando não, Alessandra… sua “pressa” é compreensível, mas as cirurgias são BEM recentes (e foram 4 de uma vez só!). Pode levar até 1 mês pra você se recuperar por completo.

  10. Dra. meu siso foi obturado em profundidade, escapou a massa da obturação e enquanto estava escovando ele quebrou um lado totalmente, por incrivel que pareça não senti dor, ele sangrou bastante, eu fui ao dentista e informaram que tinha que fazer a cirurgia, pois bem, deixei pra fazer nos meses seguintes, porém, cada dia que passa ele quebra mais e hoje so tem um pedacinho. Será que vai doer muito para essa cirurgia?

    1. William, como a extração (imagino que seja dessa cirurgia que você fala) é feita sob anestesia, não dói. Estando o dente quebrado ou não.

  11. Olá Dra.

    Meus dois sisos de cima nasceram, tem espaço, não prejudicou em nada os outros dentes. Porém, por difícil acesso, eles estão cariando, comum isso né? E foi sugerido que eu retirasse eles, porém estou com muito medo, morro de medo de dentista. Sempre que faço alguma obturação, mesmo com anestesia, sinto aquelas fisgadas do aparelhinho de barulho assustador. Será possível que o meu nervosismo faça com que a anestesia não pegue? Ou por ser uma dosagem menor do que de uma extração? Meu medo é esse, a anestesia não pegar.

    Obrigada.

    1. Dairine, não vejo nenhuma razão pra anestesia não “pegar”. O nervosismo atrapalha sim, mas se não há infecção / inflamação, a anestesia deve cumprir bem o seu papel. A anestesia feita numa restauração costuma ser mais fraca, sim, que a de uma extração. Vá tranquila.

  12. Dra. meu dentista disse que preciso tirar os dentes do siso. 3 já nasceram (são pequenos, mas já estão do lado de fora kk)
    Mas 1 da parte superior não nasceu, fiz a radiografia panorâmica e ele tá lá, só não saiu. Minha dúvida é se eu tiro os 4 mesmo sem ele ter nascido. Ou eu espero ele nascer para tirar ? Dói se eu tirar ele assim (pelo fato de não ter nascido ainda )?

    1. Marília, se houver indicação de extração, não é preciso aguardar ele nascer. A cirurgia não dói, tanto com ele incluso quanto irrompido, já que é feita sob anestesia local.

    2. Ola Dra!
      Então, eu passei em um dentista e ele me disse que eu precisaria tirar os cisos por eu não ter espaço na boca. Já retirei um até, porém achei estranho o fato dele não ter feito raio x em mim? É necessário fazer?
      E outra, não levei ponto mas até então está td normal.

  13. Olá dra. Ana.
    Tenho 22 anos e após consulta com o dentista ele verificou que preciso extrair os meus 3 sisos (2 superiores e 1 inferior), porém estou com muito pavor. Aliás, nunca precisei de procedimento nenhum em dentista, pois sempre cuidei dos meus dentes, nunca tomei anestesia e não sei como é a sensação, por isso tenho muito medo. O dentista que eu fui não quer receitar nenhum remédio do tipo calmante ou algo do tipo pra eu ficar mais tranquila. Não sei oq faço. Sem contar que meus sisos são todos inclusos, isso torna mais difícil a cirurgia ou não ?
    Obrigada e parabéns pelo Blog.
    Abraços!!!!

    1. Anelisa, o fato dos dentes estarem inclusos não muda muito pra você: a anestesia é a mesma. A “dificuldade” fica para o dentista, mas nem sempre um dente incluso é mais complicado de remover que um dente já irrompido. Não acho que você precise de sedação ou calmantes, você só está com medo porque nunca passou por uma situação assim, o que é compreensível. Confie no seu dentista.

  14. Dra. eu fiz uma remoção dos 4 sisos, os dois de cima estavam normais, porém os de baixo estavam de lado e isso fez ser bem dolorida a remoção deles. Agora ja passada 1 semana a base de sopas, sorvete e remédios estou falando bem, a dor diminuiu 70%, porém começaram a aparecer várias aftas… Duas no lábio inferior, 3 no superior e 8 sublinguais. Pensei, deve ter abaixado minha imunidade porém, é ai que veio a dúvida. Tenho Herpes na boca, passei remédio de afta e aparentemente não fez nada… pode ser a Herpes? Com isso meu maxilar tem doído bastante de novo, mal to conseguindo abrir ele (provavelmente pelas que estão em baixo da língua que faz ter uma dor meio cansada).
    Devo tomar algum anti-inflamatório?

    1. Letícia, essas aftas podem ser por causa de baixa de imunidade, mas também pode ser lesões decorrentes do atrito do instrumental durante a cirurgia. É algo relativamente comum e transitório, vai passar. Enquanto isso, você pode usar, por exemplo, Malvatricin spray pra ajudar com o incômodo.

    1. Rodrigo, eu praticamente não atendo mais em consultório. Eu sou especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia, e trabalho numa clínica de Radiologia, fazendo e interpretando exames de imagem. Atendo apenas esporadicamente.

  15. Bom dia Dra.
    Me chamo Cassia e ha mais ou menos 3 dias estou com fortes dores no meu siso de cima do lado direito, não aguento mais!!!! Esse siso já está um tempo cariado, e com o tempo foi se quebrando e agora vieram as dores.. Tenho 28 anos e estou com muito medo de extrai-lo , dói demais!!! Só tem um pedacinho dele. Corro algum risco???

    1. Cassia, corre o risco de continuar sentindo dor se não for logo procurar um dentista pra avaliar e tratar de acordo. Certamente há indicação de extração. Quanto antes, melhor.

  16. Doutora, gostaria de saber se 6 dias após retirar 2 sisos já poderei jogar futsal, tenho um campeonato e não gostaria de faltar…

  17. Ola doutora, recentemente extrai os meus 3 molares inferiores, na verdade só o 38 chegou a inflamar ha uns 6 meses atrás, oq me deu até dor de cabeça, indo ao dentista ele me aconselhou a extrair, coisa que só fiz ha duas semanas atrás, e quarta passada tirei o outro que estava muito torto! A primeira extração chegou a ser mais simples, se bem que a dentista penou um pouco para arrancar, meus dentes são muito duros rsrsrssr, na extração uma raiz ficou e ela disse para não me preocupar que ela ficou amputada e que o próprio organismo expulsa ela e quando isso acontecer basta ir ao dentista! Isso é verdade? Já o segundo molar fui em outro dentista, pois a raiz dele estava muito torta e essa dentista não se sentiu segura para remover e de fato foi uma cirurgia mais intensa do q a primeira, teve que usar o motorzinho e tal rsrsrrss, mesmo com anestesia doeu um pouco, mas deu tudo certo! Minha maior dúvida é sobre os superiores! O dentista elogiou minha higiene bucal, mas disse que um siso superior está cariado, então será que devo obturar? Pois ele não incomoda! Depois dessa última extração, não estou muito a fim de me submeter a isso novamente rsrsrsrsr, obrigado pelo o seu tempo!

    1. Antônio, se o dente está cariado, a cárie precisa ser removida e o dente restaurado, sim… a não ser que haja indicação de extração desse siso. Vale a avaliação do seu dentista a respeito. Converse com ele.

  18. Dra. Ana, meu siso nasceu por completo porem muito cariado, o dentista me falou que não valeria a pena fazer canal por se tratar de um dente que não é necessário para mastigação, durante esse periodo eu fui na urgência sentindo dor e a medica de plantão tentou “limpar” o máximo que conseguiu, chegando a trincar o dente que agora caiu e esta um buraco, só tenho metade do dente e estou sentindo dores insuportáveis, porem não quero extrair agora devido a inflamação, tenho medo de sentir dor. Gostaria da sua opinião dra. sobre o que fazer e se tem alguma medicação que possa tomar para desinflamar. O procedimento de extração é muito doloroso? To com muito medo. Obrigada.

    1. Ramone, se for preciso medicação pra desinflamar antes de extrair, o dentista vai prescrever. Se não, não. Não tenha medo, afinal de contas você já relata dores insuportáveis, então a extração só vai ajudar você a se livrar dessas dores. O dentista não vai “mexer” se achar que não dá.

  19. Bom dia Dra, fui fazer a cirurgia do siso há 2 dias, porém estou traumatizada, o que era pra ser um procedimento simples demorou 4 horas em um dente e o pior, o dente foi so quebrando durante a cirurgia e não foi totalmente retirado, a raiz ficou, ela deu pontos, me receitou os remédios e pediu para aguardar alguns dias e voltar para tentar retirar o restante com outro dentista estou tomando paracetamol, nimesulida, azitromicina e meu rosto está bem inchado, ela disse que o dente estava bem cariado e que a raiz está muito funda, estou chateada pela demora e o processo nao ter terminado, o que faço?

    1. Leidiane, se a recomendação é concluir a cirurgia e remover a raiz, é preciso aguardar que você melhore pra então fazer a nova cirurgia.

      1. Ola, retirei dois sisos do lado esquerdo, o de baixo doeu mto, quase desmaiei de dor, o dentista disse que tinha duas raízes, mesmo com anestesia senti tudo, ele disse que a anestesia apenas tira a sensibilidade, e como só tira a sensibilidade da área foi por isso que doeu tanto! A recuperação foi demorada, a região ficou bem dolorida… Gostaria de saber se realmente é normal sentir dor? Ou se a dor que eu senti foi negligência? ?

        1. Ana, não, não é normal sentir dor. Via de regra a anestesia dá conta de garantir que o paciente não sinta dor. Mas existem situações de exceção, como variações anatômicas, a influência da ansiedade do paciente, a técnica anestésica empregada, a inflamação da gengiva (que altera o pH e dificulta a instalação da anestesia), etc.. Então não dá pra simplesmente atribuir isso à negligência.

  20. Boa noite, retirei meu siso faz tres dias, porém sinto dores muito fortes, estava tomando remedio a cada duas horas para alivio, pois ja nao suportava a dor. Voltei ao dentista ele me informou que eh normal, que só tomando remedio pra aliviar (ibupofreno, paracetamol) e me disse que dura ate um mes pra cicatrizar. Durante a extracao senti muitas dores e disse a ele q doia, ai me anestesiou umas quatro vezes, porem ja estava muito dolorido. Enfim, sera por isso que esta doendo tanto? Outra duvida, como retiro particulas de comida ao redor do buraco? Quando passo o cotonete eles nao saem, ai nem forco muito pra n estourar o ponto. Pd me ajudar? Obrigado.

  21. Boa Tarde !
    Fiz uma cirurgia ontem do dente do siso e minha língua esta parecendo que esta anestesiada ainda, estou com medo pois nunca fiz cirurgia dentaria antes e estou muito triste pois a situação do consultório estava precária demais, um cheiro desagradável e o dentista já é um senhor, ñ tinha secretária, ele mesmo que lavou os instrumentos com uma esponja e eu fiquei a observar, parou por duas vezes o procedimento para atender o telefone, não pretendo voltar mais lá pois ainda tenho 2 dentes para remover, posso procurar outro dentista? E o que posso fazer com essa dormência?

  22. Bom dia Dra. Estou sofrendo ha duas semanas com meu siso. Minha dentista disse q tenho q arrancar. Ela não faz extração e encaminhou p um buco maxilo. Estou em pânico pq sou hipertensa e tive um aneurisma cerebral ha 1 ano e meio atrás. Além disso tudo ainda tenho 46 anos. Corro algum perigo? Não sei o q fazer. Estou tomando anti-inflamatorio e analgésico p controlar a dor e poder procurar um buco. O q faço?

    1. Simone, se sua pressão arterial estiver sob controle no momento do atendimento, tudo bem. O buco vai conferir isso. Fique tranquila, confie no seu dentista.

  23. Olá, Dra. Ana! Já acompanho o seu blog há um tempo, sempre que tenho algum problema, venho aqui e tiro minhas dúvidas através de posts ou perguntando aqui pelos comentários.

    Minha dúvida agora é a seguinte:

    Meu siso superior esquerdo nasceu faz um tempo já, uns 4 anos eu acho. Ele nasceu por completo, um pouco torto para o lado da bochecha. O dente que fica ao lado dele tem canal tratado vai fazer 1 ano.

    De uns tempos pra cá, venho sentindo desconforto nas proximidades do siso, sinto uma pressão, não é dor no dente em si, sabe? É uma pressão que incomoda muito as vezes, e chega a dar até dor de cabeça. Alguma vezes passa sozinho, outras tomo dorflex e passa também.

    Fui na dentista e ela constatou que esse siso não participa em nada da minha mastigação (ela constatou isso só olhando ele, SEM FAZER RADIOGRAFIA) e por conta da dificuldade que tenho na escovação, ele criou cárie, e ela me aconselhou a extraí-lo. Quando aperto a gengiva em volta do dente, sinto-a dolorida, mas o dente em si não dói.

    Minha dúvida: É possível que essa pressão venha mesmo do siso? Mesmo ele já tendo nascido por completo? A indicação seria mesmo a extração? É possível que essa dor venha do dente com canal tratado? Seria mais prudente fazer um radiografia para ter certeza?

    Obrigada!

    1. Liliane, pra saber se um dente participa da mastigação, não é necessário radiografia… essa é uma avaliação clínica, mesmo. Assim como pra diagnosticar cárie, se ela não for tão pequenininha. Sim, é possível que a dor venha do siso e que haja indicação de extração. Não posso afirmar que há só com base no seu relato, mas me parece que sim. Se o siso está cariado, acho mais provável que a dor seja dele mesmo, e não do dente com canal tratado… mas pode ser. É questão de avaliar. Se sua dentista achar necessário radiografar, ela vai indicar.

  24. Dra, pelo que sei até o momento eu tenho que tirar os 4 sisos (ainda nao sei o porque, na proxima consulta do meu aparelho eu pergunto), mas tipo eu queria saber se há algum risco de a anestesia perder o efeito durante o processo ou algo do tipo, meu medo é mais psicologico, ah e eu tenho 16 anos e uso aparelho, e assim que acabar o tratamento ele recomendou que eu removesse os 4 porque a minha mordida e perfeita e poderia “retardar” o tratamento do aparelho caso nao fizesse.

    1. Douglas, a anestesia, via de regra, tem duração suficiente – e até mais – pra garantir que você não sinta dor pelo tempo todo da extração. Alguns anestésicos duram mais, outros menos, vale a avaliação do dentista quanto ao tipo a ser usado no seu caso.

  25. Boa tarde Dra.

    Tenho 42 anos e sempre tive os dentes do fundo (sisos) meio enterrados na gengiva (aparecem apenas um pedaço). Nunca incomodaram, nunca mexi neles e procuro fazer uma boa higienização (dentro da limitação do espaço). Entretanto nessas últimas semanas, comecei a sentir um incômodo, dor que alterna de intensidade, sensibilidade ao gelado, no lado “inferior-direito”. Notei inclusive esse tal dente visualmente meio escurecido. Fui ao dentista e o mesmo pediu raio-x panorâmico e bochechar com Periogard por 7 dias. Em um tratamento no ano passado, descobri por outro raio-x, que essa região tem um tipo de falta óssea na base, com um espécie de um buraco e que o dente do siso está um pouco deitado e empurrando o dente ao lado. Será que o melhor caminho é a extração? Esse siso escurecido está comprometido? Grato.

    1. Lucio, o escurecimento pode ser só manchamento, difícil dizer o que sem examinar você. A radiografia deve trazer informações importantes, inclusive se há indicação ou não de extração. Pelo seu relato, acredito que haja, pois do jeito que está a higienização fica prejudicada e você mais propenso a cáries, além de que o siso parece estar ameaçando o segundo molar.

  26. Boa tarde, Doutora!
    Então… gostaria de tirar algumas dúvidas.
    Tenho 16 anos e reparei uma íngua do lado direito do meu pescoço e um leve inchaço (bem leve mesmo. A maioria das pessoas de fora diz não reparar, mas eu sei que meu rosto é mais magrinho), logo, pensei que a causa poderia ser uma infecção dentária, mas aí é que tá: eu estava desconfiando mesmo de uma infecção no SEGUNDO MOLAR, porque ele estava terminando de nascer faz alguns meses (sim, atrasadinho, rs). Então, procurei minha dentista, depois de me examinar, ela disse que muito provavelmente não havia infecção ali, pois o aspecto não sugeria, e também porque ela apalpou a região e perguntou se eu sentia dor e eu respondi que não sentia nada e de acordo com ela, se fosse uma infecção, eu estaria sentindo dor. Mesmo assim, decidimos fazer um raio-x pequeno, que se faz lá mesmo no consultório, para ver se não poderia ser o caso de um abscesso crônico, fiz e não indicava nenhuma infecção no segundo molar em si (mas aí também entra a questão que, devido a um tratamento dermatológico, eu estava fazendo uso de antibiótico – astro: azitromicina 500mg – e no dia do exame, fazia exatos 5 dias que estava sem tomar o mesmo, mas mesmo assim fiquei encucada que talvez esse medicamento possa ter mascarado uma infecção dentária. Será? Mesmo fazendo quase uma semana do medicamento? Enfim, acabei esquecendo de perguntar isso à minha dentista – apesar de que ela sabia que eu estava fazendo uso de antibiótico, pois pedi autorização à mesma).
    Apesar de não ter encontrado nenhuma infecção, ela me disse que devido ao dente ainda não havia erupcionado 100% e por isso, a gengiva em volta dele se encontrava um pouco um inflamada, mas de acordo com ela, nada preocupante. Apenas me recomendou que limpasse essa área com água oxigenada 10 volumes (inclusive, numa dessas limpezas, eu passei a água oxigenada com um cotonete na região onde a gengiva encontra-se inflamada, como a dentista me orientou que fizesse, e apareceu uma coisinha branca, assim que vi, eu logo parei de passar, essa tal coisinha branca sumiu poucos minutos depois, gostaria de saber se é algo a se preocupar ou se é normal.) e não me indicou anti-inflamatório nem nada. Acontece que o raio-x pequeno pegou também um siso, que de acordo com ela, está mal posicionado e a mesma disse que tem quase certeza que precisarei extraí-lo. Para confirmar, me pediu uma radiografia panorâmica, que irei fazer daqui a 02 dias, mas até lá, estou me coçando para saber: ANTES do siso começar a nascer, existe a possibilidade dele causar um inchaço e/ou o aumento de um linfonodo? Porque perguntei a alguns conhecidos que já tiveram de extrair o siso sobre inchaços e todos eles me disseram que só tiveram após o procedimento. Enfim… obrigada pela atenção, Doutora, e desculpa as milhares de perguntas de uma só vez. É que estou realmente ansiosa e só vou na consulta mostrar o exame para a dentista na sexta-feira e no momento que lhe escrevo, ainda é terça-feira. Até lá não ia me aguentar com essas perguntas. Obrigada desde já!!

    1. Mariana, já é sexta-feira e acabei de ler a sua pergunta. Sua desconfiança de infecção no molar foi só pelo linfonodo? Esse dente está cariado? Porque, em princípio, pelo que você me contou, não vejo razão para o “culpado” ser ele. Se você esteve tomando antibiótico recentemente, sim, a – suposta – infecção poderia ser “mascarada”. O siso geralmente só incomoda quando está nascendo, a não ser que ele esteja reabsorvendo a raiz do segundo molar, mas se fosse isso, sua dentista teria vista na radiografia. A água oxigenada pode causar esse “branco” que você relatou se entrar em contato com alguma ferida… talvez tenha sido o caso.

      1. Sim, foi mais pelo linfonodo mesmo, mas também somei ao fato de que havia sentido dor nesse dente, uma única vez e isso meses antes e somente quando a gengiva ainda estava sendo rasgada por ele, motivo pelo qual achei normal a dor e também pelo fato de que só foi preciso um analgésico e ele parou de doer e desde então, não tinha tido mais dor nele e nem razão alguma para suspeitar de algo errado ali, mas foi quando reparei no linfonodo aumentado perto do mesmo, que pensei que talvez aquela dor pudesse ter sido algo mais. O dente não está cariado, não, Dra..
        Eu até tenho outra razão para investigar se não seria a causa desse linfonodo aumentado – que seria a acne muito inflamada, motivo até pelo qual eu estava fazendo o tratamento com antibiótico – mas o inchaço, duvido muito que seja relacionado a isso – mesmo assim, procurarei minha dermatologista para saber da possibilidade -, pois a acne inflamada era mais localizada nas bochechas e o inchaço se encontra mais nessa região da linha do mandíbula – coisa bem leve, mas me incomodando demais justamente por não saber o que é que está causando -, motivo pelo qual estava pensando que o siso incluso estaria causando isso.
        Fiz a radiografia ontem, na quinta-feira, e hoje, sexta-feira, enviei por e-mail à minha dentista e ela ficou de me dar um feedback na segunda-feira, então vai ver o siso esteja reabsorvendo a raiz do segundo molar (o que espero que não, porque essa frase não me soou uma coisa boa, risos). Vamos ver se ela vê motivo desse siso estar mesmo causando o inchaço. Preciso descobrir a causa disso.
        Depois desse episódio da água oxigenada ter causado esse “branco”, eu comecei a sentir esse pedacinho de gengiva um pouco sensível e ardido ao toque com a escova, então acho que realmente estava ferida.
        Obrigada, Dra. pela atenção! 😉

        1. Ahuahuahua, realmente, o siso reabsorver a raiz do segundo molar não é coisa boa. 😉 Mas estou apenas supondo. Bom… depois me conta o que deu na radiografia. 🙂

  27. Olá Dra, estou com algumas dúvidas, ontem fiquei sabendo que vou ter que extrair os quatros sisos, e estou morrendo de medo… os dentes de cima nasceram certo como os outros, porém os de baixo nasceram pela metade, digamos que eles nasceram e eu consigo ver, porém não está como os de cima, e tem uma parte da gengiva sobre eles (os de baixo), porém estão na posição correta, a extração deles será como uma extração de um dente normal? Obrigada… to com tanto medo que estou a fim de desistir… Me ajude pelo amor de Deus… estou em pânico…

    1. Tatiana, pra você não muda muita coisa… a anestesia é parecida, o tempo de extração praticamente o mesmo. Não se preocupe, apenas confie no seu dentista.

  28. Boa Noite, Dra.

    Meus sisos inferiores estão deitados e provavelmente vou precisar retirá-los. Gostaria de saber se tirando os dois sisos inferiores existe a possibilidade de haver algum impacto nos sisos superiores, que teoricamente nasceram sem problemas e na posição correta ? Outra dúvida, eu posso retirar os dois sisos inferiores de uma só vez ?

    1. Daivid, sim, você pode remover os 2 sisos inferiores na mesma sessão. Como os sisos superiores ficariam sem antagonistas, a tendência deles é extruir, ou seja, “saírem” um pouco da gengiva em direção aos espaços dos sisos inferiores extraídos, e isso pode trazer uma série de problemas. Portanto, deve haver indicação de extração dos superiores também. Converse com o seu dentista.

  29. Boa noite Dra. Estou no tratamento de DTM, que descobri no mês passado após muitas dores agudas. O disco está deslocado para frente. Estou usando placa de acrílico. Agora o médico descobriu uma carie profunda no siso superior direito. Justamente o lado onde mais sinto dores no maxilar. Ele recomendou a extração do siso. Será que não vou ter problemas maiores com essa extração por conta da DTM? Por ficar um tempo com a boca aberta. Estou com medo de não saber identificar a dor de uma coisa e outra.

  30. Olá Ana, tudo bem?!
    Meu dentista planejou realizar a extração dos sisos e depois de 7 dias, na retirada dos pontos, já realizar a montagem do aparelho ortodôntico. Você acha que é um procedimento normal ou é melhor aguardar mais um tempo, pelo período recente da cirurgia e pós operatório?
    Abraço!

  31. Boa tarde, Doutora!

    Acabei de postar no link sobre cáries, estou feliz que não tenho nenhuma! *–*

    Agora o problema é com os dentes do Juízo…

    A Senhora sabe me dizer como é feita a cirurgia dos Sisos com a raiz na horizontal?

    Estou morrendo de medo, é assustador ver a foto do Raio-x com o dente torto… parece que o dente está nascendo dentro da gengiva…

    Muito obrigada por tudo, a senhora sabe acalmar as pessoas!

    Até mais! =D

    1. Andressa, o dente precisa ser cortado em 2 ou 3 pedaços pra ser removido. Mas não se preocupe com a parte técnica, isso é problema do dentista, pra você não muda nada, a anestesia é a mesma, tudo igual.

  32. Eu tenho 3 sisos apenas (não queria ter nenhum! rs) e a minha dentista recomendou extrair os 3 de uma vez e um molar, na parte de cima da boca… pq esse dente quebrou todinho enquanto eu estava grávida da minha filha (chamada Anna, rs) e a Dra disse que dificilmente a raiz aguentara um pino e coroa… gostaria de saber se procede isso? Ja sinto uma dificuldade enorme em mastigar do lado esquerdo da boca e ainda vou ter que extrair um molar?? To chateada com isso 🙁 🙁

    Tenho uma outra dúvida, fiz uma radiografia e a Dra disse que meu dente (esse já é outro dente problematico) está trepanado. Eu fiz há 11 anos atrás um tratamento de canal e o dentista parece que não fez o serviço direito e agora está me gerando dor de cabeça, já que fui em vaaarios dentistas e ninguém tá muito a fim de resolver isso, a minha dentista disse que acha melhor, por enquanto, deixar o dente quieto e fazer periodicamente as radiografias mas que, um dia, terei que tratar isso… será que corro o risco de perder este dente tbm? Eu vou por aparelho autoligado em breve… me ajuda Dra Ana!
    Adoro sua página!

    1. Renata, não tenho razão pra duvidar da avaliação da sua dentista. Se ela acha que não dá pra fazer pino e coroa… não dá. Sim, você pode vir a perder o dente trepanado… o ideal seria tratar assim que possível.

  33. Aé, esqueci de perguntar, antes de arrancar o siso que se localizava no lado esquerdo, eu estava/estou sentido no meu ouvido esquerdo uma sensação como se ele estivesse entupido e está com zumbido, e quase não estou escutando nada com ele, isso tem a ver com siso? Se sim, passa com a extração?

      1. Dra., fiz uma pericia semana passada e a dentista falou que tenho duas restaurações para fazer e duas extrações de siso inferior semi incluso, porém posso escolher apenas um procedimento pra fazer primeiro. Qual devo escolher primeiro, a restauração ou a extração?

        1. Depende, Gustavo. Algum dente dói? Algum dente está trazendo problema estético? Eu começaria por esse dente. Se não, primeiro as restaurações.

          1. Não dra. nenhum dente siso está doendo, so vou ter que tirar pq irei colocar aparelho futuramente. Então é melhor fazer primeiro as restaurações e depois a extração? Outra pergunta dra., tem algum problema retirar estes sisos no ano que vem? Tenho 20 anos, não sei se a idade tem algo a ver.

          2. Sim, faça as restaurações antes. Se seu ortodontista (ou futuro ortodontista) não vir problema, você pode fazer as extrações ano que vem, sim.

  34. Boa tarde Dra.
    Vou extrair meus sisos na próxima sexta, tanto o direito como o esquerdo inferior, é aconselhável arrancar os dois juntos? Pois não gostaria de passar por isso duas vezes. Outra pergunta é em relação ao procedimento, eu sei que não doi mas tenho uma fobia muito grande, fico gelado e suando frio só de pensar, posso tomar um calmante ou tranquilizante antes do procedimento? Estou tentando me preparar psicologicamente para o procedimento, mas é mais forte do que eu, já li muito que e simples, até na panorâmica mostra que a raiz não esta funda e que não ta perto do nervo mas não consigo, no dia da avaliação o médico quis fazer logo… eu gelei totalmente. Parabéns pelo Blog e pela iniciativa.

    1. Jammysson, sim, é uma boa ideia fazer as 2 extrações de uma vez só, se não houver contraindicação (pelo seu relato, parece qua não há). Você pode tomar um ansiolítico sim, seu dentista pode prescrever um. Caso um médico prescreva, avise o dentista que você tomou antes da cirurgia.

  35. Doutora, vou extrair meus sisos durante essa semana. No exame de tomografia constatou que ele está com a ponta no nervo. O dentista disse que a melhor opção era tirar, e que ele tomaria cautela no procedimento. Porém, não descartou risco de parestesia. Isso me deu um certo receio, porque preciso tirar mas tem riscos. O dente está só com a ponta no nervo, pra gerar algum dano é necessário atingir total o nervo? Ou levemente?

    1. Ariele, qualquer dano leve ou severo ao nervo pode causar parestesia. Seu dentista não descarta a possibilidade porque ele nem pode fazer isso, porque se há possibilidade, mesmo que pequena, ele tem que deixar isso claro pra você. Mas se foi feita até tomografia, ele sabe exatamente até onde pode ir durante a extração. Confie nele.

      1. Oii Dr. Ana! Deu tudo certo. Não tive perestesia e foi tranquilo de um modo geral. Acho que o pessoal assusta bastante, e não é aquilo tudo. O medinho da cirurgia eu considero que é o pior. Hahaha. Só tenho uma dúvida, faz 17 dias que tirei o siso, e onde ele fez o corte tá cicatrizado, perfeitamente. Porém, entre a cicatriz e meu último dente, tem um buraco, “buraquinho negro”. É normal? Demora a cicatrizar totalmente mesmo?

        1. Que bom, Ariele! Sim, pode ser considerado normal, a gengiva vai cicatrizar “de fora pra dentro” e esse buraquinho vai fechar.

  36. Boa tarde doutora, estou lendo ha horas seu blog e só tenho a agradecer pela motivaçao e forca.
    Amanhã 20/05 vou retirar 2 dentes do siso, um inferior outro superior lado direito. Estou morrendo de medo, ansiedade e tudo mais… tenho medo de como será, a minha dentista me receitou 3 remedios, amoxilina, nimesulida e paracetamol. Ela disse que meus dentes nasceram certinho, porém minha arcada está sem espaço e está entortando os dentes inferiores da frente. E parabens pela sua determinaçao, nao é todos os dias que vemos uma coisa dessa, me chamo Vinicius.

    1. Oi Vinicius, obrigada. 🙂

      O que eu posso dizer pra você é que, se os sisos já nasceram, essas extrações têm tudo pra serem bem tranquilas. Não dói, é tudo feito sob anestesia, e basta se cuidar no pós-operatório que tudo deve terminar bem. Vá tranquilo, confie no seu dentista. Fico aguardando notícias suas. 🙂

      1. Olá, foi feita a extração de um siso… É normal ainda no sétimo dia dar uma dorzinha no local ? Está um buraco enorme, evito olhar porque tá feio mesmo !

  37. Oi Ana, tudo bem? Eu tenho 17 anos e esses dias eu estava olhando meus dentes quando vi que lá no fundo dos dentes de baixo estão nascendo os dentes, eu tenho 28 dentes, então pensei que realmente é o siso. Porém, eu não sinto nenhuma dor nem nada, eu consigo ver um pouco mais que a ponta de um lado dele. Olhando o espaço da gengiva, eu diria que dá pra nascer sem empurrar os outros dentes (já usei aparelho), mas estou com medo de arrancar. Vou no médico em outra semana e queria que você pudesse me orientar, pois estou assustada. É possivel eu não ter que arrancar os de baixo? É necessario arrancar quando tem espaço, e dói mais quando o dente “já nasceu”? E como faz pra evitar uma infecção que possa doer no nascimento deles??
    Desde já, muito obrigada!!

    1. Rafaela, não, nem todo dente do siso precisa ter extraído, é preciso que haja uma razão pra isso. Mas, caso seja necessário, não dói, pois é tudo feito com anestesia. Da mesma forma, não dói “mais” ou “menos” pelo dente já ter nascido. Apenas higienize bem o local.

  38. Extrai meu dente siso faz 13 dias e sinto muitas dores.
    Retornei após sete dias, onde informei das dores e a dentista me informou que estava tudo normal, retirou os pontos e receitou analgésicos e anti-inflamatório. Mas nenhum desses remédios alivia a dor, apenas o spidufen elimina a dor por algumas horas, já tomei quatro caixas.
    Ela também fez um raio x e afirmou não ter nada de anormal. O que pode estar acontecendo, sinto muitas dores, devido a dor reduzi a alimentação e consequentemente acabei emagrecendo cinco quilos.

    1. Everaldo, é estranho que esteja “tudo normal” e você sinta dor dessa forma. A dor pós-operatória é realmente esperada, mas até certo ponto. Talvez depois dos 7 dias tenha aparecido alguma alteração… então seria interessante uma reavaliação da sua dentista.

  39. Dra. Ana to muito nervosa, meu dente do siso superior direito caiu a obturação e em seguida quebrou, não estou sentindo dor mas sinto uma certa sensibilidade nele, vou no dentista semana que vem. Mas estou com medo de doer a extração e o pós operatório, tenho 28 anos, pela minha idade pode ser mais lenta a recuperação? E por estar quebrado da mais trabalho e é mais doloroso pra tira-lo ?

    1. Natália, se hover indicação de extração mesmo, fique tranquila, a extração não dói (com o dente quebrado ou inteiro, pra você não muda nada, o maior trabalho, caso haja, é problema do dentista 😉 ), porque é feita sob anestesia. Você é jovem e não tenho razão pra duvidar de uma rápida recuperação.

  40. Oiii Doutora! Fui ao dentista por sentir um leve desconforto na gengiva, juntamente com dor de ouvido e até cabeça, desconfiei que fosse o siso. Procurei um dentista e fiz a panorâmica. Nesse exame acusou que um dos dentes inferiores está próximo do nervo sensitivo. Pela foto diria que esta com a pontinha nele. Vou fazer tomografia, porém fiquei preocupada… Porque agora fico pensando: e se atingir o nervo?

    1. Ariele, isso, em si, não causaria dor. É comum que haja relação íntima entre as raízes dos sisos inferiores e o nervo alveolar inferior, sem maiores consequências.

  41. Doutora, meu nome é Brenda Mera e faço tratamento para acne com isotretinoina, porém quero extrair o siso porque tenho sentido muita dor! Andei conversando com algumas pessoas que estão na mesma situação e algumas me disseram que esse medicamento altera a coagulação do sangue e a cicatrizacao. Eu queria saber se parando de tomar esse medicamento por alguns dias, eu não poderia extrair meu siso? Tenho sentido muito desconforto ao comer e um outro dente chegou a sangrar hoje pela força que o siso está empurrando ele.

    1. Brenda, na bula consta o seguinte: “Desordens sanguíneas: diminuição da contagem de células brancas sanguíneas, neutropenia, alterações de células vermelhas (como redução da contagem de células vermelhas e hematócrito), anemia, elevação da taxa de sedimentação, aumento nas plaquetas ou diminuição da contagem plaquetária (trombocitopenia)”. Então, pode haver alguma alteração nas plaquetas, que são as células sanguíneas diretamente envolvidas na coagulação, mas isso não significa risco direto de hemorragia ou algo assim. Basta que você informe seu dentista a respeito e, se for necessário, seu dentista vai requisitar que o seu médico suspenda a medicação em tempo hábil pra fazer a cirurgia.

  42. Olá, Dra. Primeiro, gostaria de te parabenizar pela paciência com a qual responde as inúmeras perguntas, de forma explicada, para leigos. Bom, venho postergando arrancar os sisos de baixo, quando finalmente tomei coragem (após uma inflamação horrível, tratada com Clavulin), bati uma radiografia, e levei ao dentista, que me “amedrontou”. Ele disse que seria trabalhoso, pois as raízes estavam em formato de anzol. Aí fiquei super apreensiva, já imaginando mil besteiras, como ter que tomar anestesia geral, passar umas 6 horas na cadeira do dentista… A senhora acha que um cirurgião bucomaxilofacial resolveria sem grandes problemas?

    1. Mauricio, a extração dos sisos não costuma doer… o que pode ser mais “chato” é o pós-operatório. Procure um dentista pra avaliar, se por acaso a inflamação (ou possível infecção) impedir a extração imediata, ele vai prescrever a medicação adequada pra controlar o problema e fazer a extração depois. Isso se realmente houver indicação de extração desse siso.

  43. Oi doutora, tudo bem? Tenho 29 anos e um dos meus dentes do siso nasceu com problema, é o dente esquerdo inferior, ele nasceu pela a metade comprometendo o dente vizinho. O dentista falou que eu tenho que fazer canal do dente vizinho e depois extrair o dente do siso. Já comecei fazendo o canal do dente e depois vou extrair, estou com medo de extrair o dente do siso, o que eu faço, estou com medo.

    1. Luciana, é compreensível, mas a extração é um procedimento feito sob anestesia local, que não tem razão pra doer. Converse com o seu dentista pra ele explicar pra você como vai ser, você não tem motivo pra se preocupar, é um procedimento muito seguro.

  44. Boa noite, doutora!
    Fiz a extração do siso superior esquerdo dia 15/04. Hoje, passados 4 dias, estou sentindo uns rangidos no maxilar como se fosse “areia” e uns estalos também. É comum esse sintoma? Eu consigo abrir a boca toda, mas faz um rangido e as vezes um estalo. Outra coisa, eu trabalho lidando com o público, 4h diárias, e preciso ficar falando o dia todo, isso agravará essa questão do maxilar ou retardará a recuperação? Não levei pontos e a extração foi bem simples, levou uns 10 minutos.

    Desde já agradeço pela atenção!

    1. Matheus, estalidos e crepitação (o barulho de areia) não são um problema, em si. Provavelmente esses são sintomas passageiros e que têm a ver com a extração do siso, por você ter ficado muito tempo de boca aberta. Não há problema em falar, fale à vontade. 🙂

  45. Oi doutora, semana que vem vou fazer uma cirurgia para retirada da vesícula, no Carnaval eu quebrei uma parte do meu siso, a outra parte quebrou totalmente esse mês, cheguei a ir no dentista em fevereiro prometendo que voltaria para extrair, como não estava doendo fui levando, agora começou a doer inclusive meu ouvido, e tenho essa cirurgia marcada da vesícula, posso extrair o dente antes de operar? Se ele estiver cariado e quebrado desse jeito é mais fácil de eu adquirir uma bactéria hospitalar? Não sei o que fazer já que a cirurgia esta marcada.

    1. Pode, Thatiane. Que dia da semana que vem? Seria bom dar pelo menos uma semana entre a extração e a cirurgia, mais por uma questão de conforto pra você.

  46. Nossa, fiquei 2 dias sem comer direito, com enjoo e nervoso de ansiedade… O meu medo que estava se escondendo resolveu aparecer novamente kkk

    Li muitos comentários daqui, mas infelizmente quando nossa mente quer mandar em nós, é difícil mudar a situação 🙁

    Acabei de voltar da clinica! De verdade: não doeu NADA!
    Senti a agulha, e não posso falar que é uma dor pequena, isso nem é considerado dor… Uma “penicada” bem tranquila, e depois que tá de anestesia… Não senti ABSOLUTAMENTE nada kkkk

    O doutor que me atendeu também tem qualificação muito alta, é extremamente bom… Mas fazer esse procedimento me deixou 100% confiante para fazer qualquer outra coisa agora!

  47. Olá Dra. Ana Tokus, já tirei dois sisos, e queria te perguntar sobre a anestesia, meu dente não estava inflamado nem nada, mas a anestesia doeu muito. Vc sabe dizer o motivo disso? Pq todas as pessoas q eu pergunto a anestesia deles não doeu. Estou precisando retirar os outros 2 sisos mas estou com medo da anestesia q doi muito. Vc sabe dizer pq isso aconteceu?

    1. Flávia, isso varia de pessoa pra pessoa. A técnica de aplicação (a velocidade com que se aplica), o tipo de anestesia, as condições da gengiva, alguma variação anatômica do paciente… e por aí vai. Isso não quer dizer que, porque doeu desta vez, vai doer na próxima. Cada dente é uma história.

  48. Olá Dra. Ana, tudo bem? Tenho 21 anos e meu siso superior direito começou a nascer ha exatos 2 anos atrás. Por medo eu não quis nem saber dele, e deixei. Hoje ele tem incomodado, ele tem pressionado a minha bochecha em direção ao maxilar, causando uma lesão (não sangra nem nada) apenas está “magoado” o local.
    Amanhã irei fazer uma consulta para saber como é que andam as coisas, e se precisarei extrair. Eu sou muito medrosa, muito mesmo. Fico ansiosa só de pensar na possibilidade. E eu queria saber, se você tem ideia de como é uma raiz de siso aos 21 anos, visto que o mesmo não está totalmente excluso, mas creio que 75% dele já tenha saído, e não me parece ser um super dentão rs

    1. Eulla, se tem uma coisa que varia nessa vida é a anatomia das raízes dos sisos. 😉 Tem de tudo quanto é jeito: grandes, pequenas, curtas, compridas, separadas, fusionadas. Pra saber, só radiografando. Mas o fato de você ter 21 anos não altera muito as coisas. Fique tranquila, vá avaliar com o dentista e aí ele vai dizer pra você se precisa extrair e se há algum risco envolvido.

  49. Boa noite,
    Meu filho tem 19 anos e descobrimos que ele tem um dente extranumerário, um quarto molar ou um terceiro molar maior, o dentista não sabe exatamente se é um dente maior ou um quarto. Mandou esperar um pouco já que esta nascendo, mas afirmou que não vai nascer por inteiro. Há risco de pressionar arterias e veias e causar problemas neurológicos?

    1. Não, Sandra… quanto a isso pode ficar tranquila. O máximo que pode acontecer é ele não nascer e ficar incomodando, inflamando a gengiva de forma recorrente. O melhor, em princípio, é extrair.

  50. Doutora, faz 3 semanas que arranquei os sisos inferiores e não consigo beber nada frio que sinto uma sensibilidade extrema, chega até a baixar um pouco a pressão, está o buraco do siso bem aberto ainda, as vezes dói, mas essa sensibilidade é normal? Usando sensodine, mas não adianta, o que posso fazer? Muito obrigada.

    1. Lais, o que dói é o seu segundo molar, tando por ter sido usado como apoio durante a extração e estar sensível, quanto por uma possível exposição do comecinho da raiz dele, o que deve ser resolver com o progresso da cicatrização.

  51. Olá Doutora,
    No dia 11 de março fui ao dentista extrair meu siso inferior direito que além de impactado estava parcialmente incluso. O dentista não me passou nenhuma medicação antes da extração e também não procurou me passar maiores esclarecimentos ou informações sobre o procedimento, se limitando apenas a olhar uma radiografia que já tinha levado de um outro dentista que eu confiava menos.
    Procurei me acalmar, não fiquei tensa na hora da anestesia que pareceu ter pegado bem, já que não senti nenhuma das incisões feitas em minha gengiva. O problema teve início quando ele começou a partir o dente para depois extraí-lo.
    Senti uma dor absurda, que nunca senti antes, já tive um abscesso, que acabou resultando em uma extração, e já fiz 4 canais, nada doía tanto quanto ele tentando partir meu dente. Não consegui deixar que ele concluísse a extração, saí do consultório em estado de choque e quase fiz xixi na roupa.
    O que pode ter acontecido?
    Essa dor é normal ou o dente estava inflamado e ele não percebeu?

    1. Franciele, uma combinação entre a sua ansiedade e alguma deficiência na anestesia. Não acho que tenha sido por causa de inflamação, não.

  52. Dra, bom dia.

    Decidi extrair meus sisos inferiores depois de sofrer com dores, inflamações, dor de cabeça, ouvido… etc
    No dia da cirurgia, o dr. aplicou 4 tubetes de anestesia, depois da última aplicação comecei a sentir tontura, passar mal e desmaiei por alguns minutos… passei muito mal, e fiquei 2 hrs na cadeira do dentista ate conseguir ir para casa.

    Não consegui extrair o siso, e fiquei com trauma depois desse episódio, o dr. não me deu nenhuma explicação, e disse que foi o nervosismo.

    Não creio que o nervoso faça uma pessoa passar por isso, me ajude, será que foi a quantidade de anestesia que ele aplicou? Ou será que meu organismo não aceita esse tipo de anestesia (ele me informou que usou a anestesia mais fraca que existe, usada em gestante e quem tem problemas no coração).

    Estou desesperada para extrair esses dentes mas tenho medo de passar por isso novamente, e continuo sofrendo com essas dores devido a inflamação praticamente todo mês.

    1. Amanda, sim, o nervoso faz uma pessoa passar por isso. A grande maioria das ocorrências durante a anestesia são por causa de medo e ansiedade, e nada têm a ver com o anestésico usado, em si. São reações psicossomáticas.

  53. Boa tarde, doutora parabéns pelo blog 🙂 Gostaria que você me tirasse algumas dúvidas. Tenho cirurgia para extrair meus sisos marcada para o final do mês, com um cirurgião buco-maxilo, e quanto aos sisos superiores, não vejo problema. O que me preocupa são os sisos inferiores, por estarem próximo ao nervo, o 48 está um pouco inclinado e o 38 está verticalizado e com risco de fratura mandibular no momento da cirurgia. Tenho 37 anos. Gostaria de saber:
    1. A fratura mandibular em extração de sisos é comum? Estou com mais medo da possibilidade de fratura mandibular do que parestesia, doutora.

    2. Caso o cirurgião consiga extrair esse dente 38 sem que ocorra a fratura, há regeneração do osso da mandíbula ou a mesma ficará com um buraco, e fragilizada ? Quanto tempo levaria para o osso da mandíbula se regenerar, de acordo com minha idade? E se ocorrer fratura, eu ficarei com placas de titânio na mandíbula pro resto da vida?

    3. Se o cirurgião buco-maxilo optar for fazer uma coronectomia nos sisos inferiores, eu corro algum risco de que as raízes dos dentes causem problemas futuros? Pode acontecer de o organismo conseguir levar essas raízes pra gengiva, e ser possível posteriormente a extração das mesmas? Essas raízes podem levar a infecção futuramente se não forem extraídas?

    4. Pela minha idade, é provável que os sisos já estejam colados ao osso? Tem como eu ver isso pela panorâmica?

    5. Eu tenho indicação para extração por motivos ortodônticos, para levar os meus dentes para trás. Os meus incisivos superiores e inferiores são um pouquinho apinhados, tipo dois milímetros. Os meus sisos não doem, estão completamente dentro do osso, os dois superiores e um inferior verticalizados e um um pouco inclinado, só prejudicam mesmo a movimentação dos dentes para consertar minha mordida. Na sua opinião, doutora, será que seria melhor que eu deixasse meus sisos inclusos quietinhos na boca, e optasse por fazer desgastes interproximais? Estou com muita dúvida mesmo, e ansiosa por causa dos sisos inferiores.

    1. Elaine, vamos lá:

      1. Não, a fratura de mandíbula não é comum em extrações de sisos. É bem incomum, mas acontece.

      2. Há neoformação óssea, sim. O alvéolo (o local onde estava o dente) vai ser preenchido com osso, mas é um processo que leva meses. Em caso de fratura, não necessariamente as placas de titânio (se houver necessidade de placas de titânio) precisam ficar pelo resto da vida. Mas podem ficar.

      3. Dificilmente elas vão trazer problemas. Sim, elas podem migrar e se afastarem do nervo, facilitando uma extração posterior. Sobre coronectomia eu falo aqui –> https://medodedentista.com.br/2016/02/o-dentista-extraiu-o-dente-mas-deixou-uma-raiz-pode.html

      4. Não, isso independe da idade. Sim, é possível ter uma ideia se há anquilose olhando o radiografia. O esperado é que tenha uma linha escura entre as raízes dos dentes e o osso… quando não há essa linha escura, que é o espaço do ligamento periodontal, deve haver anquilose. Sobre aqnuilose eu falo aqui –> https://medodedentista.com.br/2013/05/o-que-e-anquilose-dentaria.html

      5. Primeiramente, se há indicação de extração por motivo ortodôntico, a coronectomia não resolve. Se o seu caso for limítrofe, ou seja, falta pouco espaço, tratar com desgastes é uma opção válida… ainda mais se há chance de sequelas da cirurgia.

      1. Muito obrigada por esclarecer minhas dúvidas, doutora! 🙂 Gostaria que você me tirasse mais uma dúvida, por favor, se não for incômodo (pode parecer uma dúvida meio idiota, mas preciso perguntar rsrsrs). Antes de fazer a extração dos sisos é necessário que eu vá ao dentista para fazer uma avaliação nos meus outros dentes para checar se algum dente possui cárie, e também para colocar flúor? Estou perguntando isso por causa do risco de infecções no pós-operatório. A infecção no período pós-operatório pode ocorrer mesmo estando com a boca saudável, sem cáries? Uma cárie não tratada, mesmo que beeeeeem pequena, poderia causar infecção no local da extração? O cirurgião buco-maxilo não falou nada a respeito, e hoje me veio essa dúvida.

        1. Pelo contrário, a sua pergunta faz muito sentido. 🙂

          O ideal é fazer a cirurgia depois de uma “limpeza”, se houver necessidade (pode não haver), como adequação do meio bucal. A aplicação de flúor em adultos costuma ser desnecessária. Sim, pode haver infecção mesmo com a “boca limpa” e com o dentista fazendo tudo direitinho, mas a chance diminui bastante nesse caso. Uma cárie não tratada BEM pequena não interferiria, provavelmente.

  54. Bom dia,

    Estou com um dente incluso e recentemente fui a três dentistas, porém somente um deles me solicitou uma tomografia, pois poderia haver a possibilidade do dente ficar próximo a uma artéria e ser muito perigoso retirar. Estou com dois nódulos no maxilar abaixo do dente e com medo da cirurgia, poderia me explicar melhor a situação?

    Parabéns pelo blog!

    1. Pablo, esses “nódulos” podem ser inflamatórios, podem ser um abscesso… ou outro tipo de lesões, como cistos. A tomografia vai ajudar a esclarecer isso. Mas não acho que você deva se preocupar mais com a cirurgia por causa disso.

  55. Oi eu tenho um nascendo, lado direito, tá doendo mas não o dente, a boca ao redor, tô com uma ingua, não dá nem de mexer a cabeça, e parece que o dente tá pela metade ainda, com um espaço, ha um tempo atrás deu mas passou, será que tenho que extrair?

  56. Olá Dra.
    Extrai meus 4 sisos há 2 semanas, em 1 semana ele já tinha desinchado totalmente, mas hoje acordei e estava inchado novamente do lado esquerdo, que foi o lado mais dificil para extrair, isso é normal?

    1. É bem comum, Bianca. Faz parte do processo inflamatório, que está presente em qualquer cicatrização. Em princípio, você não precisa se preocupar.

  57. É aconselhável fazer a cirurgia de siso sem tirar uma radiografia antes? O meu dentista tem uns 35 anos de carreira ou mais, e vou retirar os sisos (os inferiores estão inclusos). Ele não exigiu radiografia e me disse que não seria necessária. Eu assumi que, por ele ter bastante experiência, não tenha necessidade da radiografia… Mas eu ainda estou com um pé atrás pois a radiografia não é essencial pra ele ver como proceder na cirurgia? É aconselhável ou devo procurar outro dentista?

    1. Natália… quem sou eu pra falar de um dentista com 35 anos de carreira. MAS remoção cirúrgica de dentes inclusos sem sequer uma radiografia… não dá. É às cegas. Não que vá acontecer algum problema, mas se houver qualquer alteração, ela só será descoberta no meio do procedimento. É um risco.

  58. Olá doutora, estou com a extração de 2 sisos marcada para dia 24/02. Só que o dentista disse que o inferior está perto do nervo e pode causar parestesia.
    Estou morrendo de medo, eu vou conseguir falar direito? A parestesia é pra sempre? Tem muito risco?
    Estou com mais medo da parestesia do que da extração.
    Existem muitos casos de parestesia?
    Obrigada!

  59. Bom dia, Dra.
    Meu dente do siso superior direito quebrou há algum tempo, acredito que deva ser por cárie. Resolvi não mexer, pois não me incomodava. Há uma semana atrás ele quebrou quase toda a coroa, ficando somente uma parte lateral exposta. Estou sentindo bastante dor e já marquei consulta, que, infelizmente é em somente uma semana. Será que esta dor é por infecção, devido a exposição? Estou tomando anti-inflamatório com analgésico, mas parece não estar funcionando.

    1. Se o dente está quebrado, o “nervo” dele está sem proteção, talvez até exposto diretamente ao meio bucal. Então a dor é esperada.

  60. Olá Dra. tudo bem? Meu neto extraiu 4 sisos há duas semanas atrás, dois inferiores e dois superiores, ambos lado direito. Ele retirou os pontos na terça-feira passada, porém ainda não se recuperou 100%. Ele diz não sentir parte do lábio inferior, no lado que foi feita a extração, o efeito da anestesia parece não ter passado, parece um pouquinho inchado e ele acabou ferindo um pouco por morder sem perceber ao se alimentar. Além disso, ele tem se queixado de sentir uma pequena pressão nos dentes do meio da boca e no canino direito, parecem estar mais sensíveis. Isso é normal? Tem algo que ele possa tomar ou passar para que alivie os sintomas? Devo me preocupar ou levá-lo novamente ao dentista? Grata!

    1. Célia, essa perda de sensibilidade se chama “parestesia”, e é um sintoma relativamente comum após a extração de um siso inferior. Via de regra é algo que se resolve espontaneamente em dias ou semanas, mas há opções de tratamento. Sim, sugiro que vocês entrem em contato com o dentista, ele precisa sasber disso, até pra auxiliar seu neto da melhor forma. Sobre esse assunto eu falo mais especificamente aqui –> https://medodedentista.com.br/2012/07/parestesia-e-culpa-do-dentista.html

  61. Boa tarde, doutora Ana!

    Faço tratamento ortodôntico e a radiografia panorâmica apontou que terei que extrair os 4 sisos. Somente os inferiores nasceram, mas metade deles ainda está dentro da minha gengiva, podendo juntar restos de alimentos causando uma possível infecção, segundo minha dentista ortodôntica. Segundo a cirurgiã-dentista, como ainda não estou no final do tratamento ortodôntico, o ideal seria que esperássemos os sisos superiores descerem para que a cirurgia seja menos invasiva, extraindo então, somente os 2 inferiores devido ao risco de infecção e para que não acabem “empurrando” os demais dentes pois “vira e mexe” sinto uma dorzinha neles (dor de quando estão nascendo, sabe?). Terminei agora os exames que a cirurgiã-dentista solicitou (tomografia dos dentes 38 e 48) e o laudo do exame apontou o seguinte: Dentes 38 e 48 em oclusão, ambos discretamente deslocados para lingual e em contato direto com o canal mandibular bilateral, sem indícios de anquilose dental.
    A dúvida é: há algum risco na cirurgia, estando os dentes em contato direto com o CM? Ou não devido ao fato de não constar anquilose?

    Desde já agradeço a atenção!

    1. Brunna, se os dentes estão em oclusão, por que extraí-los? Perigo deles “empurrarem” os demais dentes nao existe, isso é lenda (sobre o assunto eu falo aqui –> https://medodedentista.com.br/2013/07/os-sisos-entortam-os-outros-dentes.html ). Você me contou que os inferiores não nasceram por completo, mas não é o que o resultado do exame diz… se eles não tivessem nascido, não estariam em oclusão. Então, o que deve estar “sobrando” é gengiva… e aí uma cirurgia gengival resolveria a questão da higienização. De qualquer forma, quanto à sua dúvida: sim, quando os dentes estão em contato íntimo com o canal da mandíbula pode haver lesão do nervo alveolar inferior durante a cirurgia, levando a uma parestesia (perda de sensibilidade em parte da língua, queixo e lábio inferior), mesmo que passageira.

      1. Devo ter me expressado mal dra., desculpe-me.
        Os sisos inferiores nasceram sim, mas metade deles continua dentro da gengiva – digamos que os dentes apenas “subiram”.
        Li o post que recomendou e acredito que o motivo da extração é o que você relata ao final do mesmo: (…) em caso de tratamento ortodôntico em que seja necessário levar outros dentes para trás. Essa parte me fez sentido porque tenho dente encavalado sendo necessário alinhamento com os demais. E pelo risco de infecção da gengiva, pois segundo as dentistas, pode-se acumular resquícios alimentares.
        Os sisos superiores as dentistas também dizem que será necessário a extração pois, apesar de não nascidos ainda, eles estão projetados “em cima” dos outros dentes.
        Sobre a dúvida: se eu extrair os dentes de uma vez, considera um risco maior?

        1. Ok. O risco de parestesia é o mesmo fazendo todas as extrações no mesmo dia ou uma de cada vez. Reitero que, se o problema na parte de baixo for só a gengiva sobre os sisos e, considerando que há risco de alto de parestesia, o melhor seria remover apenas a gengiva. Enfim… converse com as suas dentistas.

  62. Olá Doutora,
    Tirei os meus dois dentes do siso do lado direito dia 23 de Dezembro, e aí tudo correu muito bem, sem qualquer tipo de inchaço, dor, e dois dias depois já comia de tudo, sem qualquer problema. Pelo visto sou um caso especial, porque o meu dente de baixo tinha quatro raízes, algo que, pelo que o doutor me disse é bastante raro. Deram algum trabalho a tirar, até que ele, no de baixo, fez um corte propositado ao dente para o conseguir arrancar melhor. Levei pontos em baixo só.
    Desta segunda vez, a extração foi um bocado mais difícil, mas não muito, demorou mais ou menos o mesmo tempo, o dente de baixo deu mais trabalho pois estava quase todo deitado e tinha também, para espanto do meu dentista, quatro raízes. Fiquei com este dente e reparei, quando cheguei a casa que vinha com o que presumo ser um bocado de osso, é normal ?
    Bem, desta segunda vez a recuperação está a ser completamente diferente, sinto uma ligeira dor e a minha cara está com o dobro do tamanho, haverá alguma explicação ?

    1. Henrique, a explicação é que cada dente é uma história diferente. Que bom que da primeira vez você quase não teve sintomas pós-operatórios, mas os sintomas que você apresentou na segunda vez são normais e esperados, dada a situação. Sim, é raro que haja 4 raízes num dente. Pode haver um pouco de osso “grudado” no dente sim, provavelmente em casos de anquilose. Mas ok, sem problema.

  63. Ola doutora, hoje fiquei sabendo que terei que extrair os 4 sisos, tem alguma dica pra se tranquilizar ? To morrendo de medo, nem dormir to conseguindo.

    1. Confie no seu dentista, Samara. Via de regra é tranquilo, a anestesia garante que você não vai sentir dor alguma, só a “pressão” do dentista mexendo, mesmo. E seguindo as orientações do pós-operatório e se cuidando, você não deve ter problemas. Vá tranquila.

  64. Extraí meus 4 sisos tem 3 dias. Um deles estava metade pra fora e teve que quebrá-lo, os outros 3 estavam nascidos e sadios, saíram fácil, diz o dentista. Foi muito tranquilo, o dentista me deu CALMANTE, não lembro de quase nada hahahahaa! Recuperação ótima, tomando remédios, alimentando devagar, não pego peso e nem sei o que é dor graças a Deus. Pra mim o mais difícil foram 2 dias de alimentos pastosos e líquidos frios, sou muito esfomeada!! Tô mastigando hoje, mas bem devagar… o restante tudo tranquilo! Não enrolem pessoal, extraiam logo, é só cuidar que dá tudo certo!

  65. Fiz a extração do siso inferior esquerdo dia 14/01/2016, estou no pós operatório tomando antibiotico e anti-inflamatorio, porem a area esta muito dolorida, e sinto uma dor que as vezes parece irradiar pelo “buraco” onde estava o dente, esta doendo mais este do que quando extrai os sisos superior e inferior do lado direito ha 2 anos atras. Neste do lado esquerdo, o dentista teve que desgastar o osso, pois o dente estava alavancado ao osso. Esse fator deixa o pós operatorio mais demorado e dolorido?

    1. Sim Amanda, quando o dentista precisa remover osso, o pós-operatório tende a ser mais “chato”… com mais dor e mais inchaço.

  66. Olá querida Ana!

    Amanhã irei fazer a retirada dos dois sisos inferiores. Óbvio que não é nada agradável, que estou um pouco tensa, mas vamos lá… Ningém morre por isso e não concordo de quem teve uma experiência ruim ficar amedrontando as outras pessoas. Costumo pensar que ser sempre positiva é a melhor saída, pois ameniza também a expectativa do outro. Uma amiga me informou que a retirada dos inferiores é mais difícil e dolorosa a recuperação por estar presa ao osso. Gostaria de confirmar de realmente é dessa forma, pois busquei artigos e não encontrei sobre isso, mas estou confiante que dará tudo certo e me recuperarei logo…

    1. Taiana, a extração dos sisos inferiores tende a ser mais difícil que a dos superiores, sim, principalmente porque o osso da mandíbula é mais compacto que das maxilas. Mas isso é muito relativo, cada caso é um caso. Concordo com você, “botar medo” nos outros não ajuda nem a si mesmo, imagina aos demais. 😉

  67. Boa tarde, doutora… Bom, seu texto me fez ficar mais tranquilo… porém ainda tenho dúvidas. Eu marquei uma consulta com uma dentista num posto medico comunitário, ela me examinou e disse q não tenho problema nenhum e me deu encaminhamento pra retirada do siso. Talvez tenha algum mas ela não me disse o motivo (e tbm não lembrei de perguntar). Confesso q estou com medo de tirar por tirar e sofrer com as dores do pós-operatório e o gasto com os remédios. Sendo q não sinto dores, não sinto nada neles, porém olhei no espelho e reparei q eles estão meio tortos (como a Torre Pisa, na Itália) mas não me atrapalha em nada. E, escovo sempre os dentes (mas não passo fio dental todos os dias)… gostaria muito de saber a opinião da senhora. Ponderando tudo isso… é realmente necessário q eu faça a operação… ?? Obrigado.. 🙂

    1. Roberto, pode ser que não. Mesmo quando um siso não incomoda, ele pode ter indicação de extração: razões ortodônticas (quando se pretende “puxar” os outros dentes para trás), quando há dificuldade de higienização e, portanto, maior chance de cárie, etc.. Creio que o dentista da Unidade de Saúde encaminhou você pra avaliar a necessidade de extração, não pra extrair, necessariamente. Faça isso, procure um dentista e faça uma radiografia panorâmica, se você nunca avaliou os sisos, é uma boa ideia.

      1. Bom dia, doutora!! Gostaria de saber depois de quanto dias que eu tirar o siso posso voltar para a academia? Outra coisa tb, nao tem a ver com esse post, mas quem tem coroa dentaria metaloceramica pode usar aparelho fixo ou movel?

        1. Gustavo, é preciso aguardar, pelo menos, a remoção dos pontos, o que ocorre geralmente em 1 semana. Sim, quem tem coroa pode usar aparelho fixo ou removível.

  68. Bom dia Doutora,

    Extraí o meu dente siso inferior do lado direito no dia 26/12/2015 e até o momento estou em processo de recuperação, mas tenho algumas dúvidas referentes a recuperação e gostaria de tirá-las:

    1) Meu rosto só inchou a partir do segundo dia e permaneceu assim até mais ou menos no quarto dia, porém ainda percebo um pequeno inchaço abaixo da região da extração, isso é normal?

    2) Antes da extração do meu siso no dia 26/12, eu havia marcado com um outro Dentista para extrair duas semanas e ele me mandou tomar o antibiótico (Amoxilina) 1h antes da retirada do dente, porém o dentista me deu um bolo e não compareceu para o procedimento. Sendo assim procurei um outro Dentista para realizar a extração do siso que me orientou a tomar o antibiótico (Amoxilina) um dia antes do procedimento. A dúvida é a seguinte, há algum risco das bactérias terem adquirido alguma resistência contra o antibiótico?

    3) O meu Dentista me orientou a tomar o anti inflamatório (Toragesic) 1h antes da extração do Siso e permaneci tomando o mesmo de 12 em 12 horas até o terceiro dia de Cirurgia, mas optei por parar por ter percebido que estava sofrendo com alguns efeitos colaterais do medicamento, teria algum problema? Posso substituir esse medicamento por outro anti-inflamatório?

    4) Antes de extrair o Siso, mais ou menos uns 3 ou 4 dias antes fiquei resfriado, mas me recuperei a tempo da realização da extração, porém durante o pós-operatório voltei a ficar um pouco resfriado, isso poderia prejudicar a minha recuperação? Teria alguma complicação?

    5) No segundo e terceiro dia de recuperação tive um pouco de febre, é comum ocorrer febre no pós-operatório?

    6) A partir do quarto dia até o sexto dia de recuperação tive um pouco de dor na garganta (dificuldade de engolir) e também um pouco de dor de ouvido que tenho (não com muita frequência) até o momento, é normal que tanto a garganta e o ouvido sejam afetados com a extração do Siso?

    A parte que mais tem me preocupado é o pós-operatório.

    Doutora, desde já agradeço e desejo um Feliz 2016 para você e sua família!

    Parabéns pelo site, é uma ótima fonte de informações!!!

    1. Douglas,

      1. É normal, sim. Faz parte do processo inflamatório inerente à cicatrização.

      2. Não é bom tomar antibiótico sem necessidade, mas no seu caso foi só uma dose profilática. Não se preocupe.

      3. Se você não sente dor, ok… não precisa substituir a medicação anti-inflamatória / analgésica. Caso haja dor, converse com o seu dentista pra trocar o remédio por outro que provoque menos efeitos colaterais em você.

      4. Em princípio, não.

      5. Pode acontecer, até por uma queda de imunidade do organismo (e pode ter a ver com o resfriado, também). Sendo febre baixa e na ausência de outros sintomas importantes, eu não me preocuparia.

      6. Sim, isso é bem comum pela proximidade anatômica de garganta e ouvidos com a região da extração. Mas não costuma haver nenhuma consequência mais séria, só o incômodo, mesmo.

      Obrigada, um ótimo ano novo pra você e sua família também. 🙂

  69. Obrigada pelo post, tirou diversas dúvidas que eu tinha a respeito da anestesia.
    Estou enrolando há 3 anos para extrair os meus 4 dentes do siso… Um deles cresceu “deitado” e meu dentista disse que vai ter que quebrá-lo para tirar. Até aí tudo bem (sqn :'( rsrs), o meu maior medo mesmo é da anestesia não pegar. Já aconteceu comigo porque eu fiquei muito nervosa, disse a minha antiga dentista (isso faz sentido?).
    Enfim, tô me preparando psicologicamente (sou estudante de psicologia rs) para tentar controlar o medo da anestesia não pega e doer 🙁 mas vou conseguir!

    1. Gabriela, a ansiedade diminui o limiar de dor, ou seja, faz você perceber a dor antes do que perceberia normalmente. Então, o que sua dentista disse faz sentido. Por outro lado, não há razão alguma pra anestesia não funcionar, já que não é um caso de irgência em que a gengiva está muito inflamada, por exemplo. Procure ficar calma, a anestesia funciona!

  70. Extrai o 48 dia 2 e estou com dores e uma sensação estranha na arcada superior em uma obturação que não estava com problema. Isso é normal? Detalhe, o dentista tomou um p*u pra extrair, tipo umas 2 h e meia, e a “pressão” ainda machucou o labio. Essa dor “refletida” é normal? Mesmo com ibuprofeno e dipirona e amoxicilina nas horas certinho.

    1. Germano, considerando que foi um procedimento longo, é esperado maior incômodo no pós-operatório. Os sintomas que você relata são esperados.

  71. Ola doutora, eu tirei meu dente do siso e foi horrivel, durou quase uma hora pra arrancar 1 só, tomei 5 anestesias e não adiantou nada, ainda tenho que arrancar o outro dente, estou morrendo de medo, pois a primeira vez foi horrivel. A unica coisa boa que aconteceu foi que o pós-cirurgia não me incomodou muito, doeu um pouquinho só, mas não tive problemas com o pós cirurgia.

    1. Tenha em mente que cada cirurgia é uma história diferente, Fernando. Não é porque essa foi mais difícil que a próxima será assim.

  72. Olá Drª 🙂 Estou ficando paranóica 🙁
    Fiz uma panorâmica e meus sisos de baixo estão deitados (não encostando nos outros dentes, mas extremamente perto, encostando na raiz). Não sinto dor alguma e meus sisos de cima nasceram certinho e não vai ter necessidade de tirar porque encostam nos de baixo. Já disparei a chorar porque tenho extrema agonia de medicos e estou completamente nervosa com isso e com as coisas que lemos na internet então… Aquilo de ficar sem sentir a boca e a língua pro resto da vida e tal… Meu dentista falou que minha situação é muito comum e que não preciso ter pressa para tirar, que posso voltar ano que vem. Mas eu estou ficando paranóica de verdade, estou com um medo gigante de ter que cortar minha boca, furar o osso, arrancar, sangue… T.T

    1. Lorrane, CALMA. Se seu dentista mesmo não viu qualquer urgência, por que a preocupação? Talvez seja apenas o caso de acompanhar e nem seja preciso extrair esses dentes.

  73. Olá, queria apenas saber quantos dias de repouso é necessário após extrair 2 dentes sisos ? Ou se essa avaliação é apenas pelo meu Dentista ?

    1. John, depende do seu estado geral. Repouso absoluto geralmente nem é necessário, apenas evitar atividades físicas mais intensas e carregar peso por pelo menos 1 semana, que é quando, geralmente, faz-se a remoção dos pontos.

  74. Boa Noite Dra. Ana Tokus,

    Dra. gostaria de obter informação de uma coisa que está incomodando na região bucal. Bem… dia 17/11 tirei os meus 2 sisos de cima, eu achei a cirurgia normal (sem dor). Porém, passou dois dias minha bochecha ficou muito inchada, hoje (23/11) já tá perto do normal, mas o que tá me incomodando é que estou sentindo contrações medias e fortes como se fosse no palato mole perto da garganta/língua (sensação como esse palato estivesse empurrando a língua), não está doendo, mas está incomodando muito. Você poderia me orientar o que deve ser?

    Desde já agradeço.
    Obrigado!

    1. Yuri, pode ser uma pequena parestesia, conjunto de sensações “estranhas” que vão desde formigamentos e coceiras até essa sensação de “repuxamento” que você relata. Dada a cirurgia recente, pode-se considerar normal. Mais alguns dias e isso deve se resolver até de forma espontânea.

  75. Tirei o siso hoje e morri de dor mesmo com anestesia local (umas 4 seringas), senti muita dor quando a dentista tentava tirar o siso espatulando ele, ela serrou em varios pedaços e eu sentia dor quando ela mexia, tenho que tiram o outro mas ele passa perto do nervo, ele tambem é um siso de baixo, e agora estou desseperada, demorou uma hora, me senti nos jogos mortais, e nao podia deixar meio dente ali, chorava e gritava na cadeira, tive que ser segurada, nunca senti tanta dor, a gengiva estava anestesiada, nao sei porque doi, quando ela mexia e forçava com a espatula ela ficava dizendo que não era dor que era só pressao, mas eu me sentia morrendo, pensando em coisas pra me distrair, foi horrivel, queria estar sedada ou desmaiada, foi extremamente traumatizante. Isso que tenho 20 anos, e agora doutora, opero o outro ou não? Acho que sou resistente a anestesia.

    1. Amanda, se há indicação de extração do outro siso, opera. O que você relatou não é comum, mas acontece. Não é falta de anestesia, foi alguma variação na técnica anestésica ou na sua anatomia (anatomia do nervo), ou talvez seja necessário algum outro tipo de anestésico. Converse com o seu dentista. Não é porque foi assim dessa vez que será igual na próxima.

  76. Ola, eu tirei meus 4 sisos porque nao tinha espaço na boca e precisaria colocar aparelho, minha arcada dentaria de cima é para frente, mas nao tenho nenhum dente encavalado, quando me recuperei marcaram para a colocação do aparelho, até ai OK… Chegando la a dentista falou que teria que arrancar mais dois de cima por falta de espaço, e que o dente do siso que tirei nao abre espaço, isso é verdade? Estou com medo de tirar mais dentes, se tiraram por falta de espaço porque nao colocar os dentes que precisam ser tirados no lugar do siso que extrai?! Me responda por favor.

    1. Caroline, é que depende de que espaço estamos falando. Se a ideia é “puxar” os dentes para trás como um todo, será preciso usar o espaço dos sisos extraídos. Já se não há espaço pra alinhar os dentes anteriores e pra “encaixar” a mordida, aí o espaço requerido é mais anterior, o da extração dos pré-molares, por exemplo. Então, mesmo com a extração dos sisos, pode haver indicação ortodôntica de extração de outros dentes.

  77. Retirei meu siso de baixo do lado direito faz 1 semana, já retirei os pontos e não houve inflamação, porém depois de uns 4/5 dias que eu fiz a cirurgia, minha cabeça, pescoço e até ouvido começou a doer bastante do lado em que eu fiz a cirurgia e não parou nenhum dia, em nenhum momento, até hoje, só variou a intensidade da dor, além de só parar de doer alguns minutos (40/50min) depois de eu ter acordado, e enfim começar a doer de novo.

    Estou tomando relaxante muscular (mioflex) e, às vezes melhora, às vezes não (na maioria das vezes não), e a dor fica realmente insuportável muitas vezes, e, ao contrário do que eu pensava, ela só piorou depois que eu retirei os pontos.

    ME AJUDE, isso tem a ver mesmo com a retirada do siso (e no que tem a ver?) ou eu devo procurar outro especialista?

    Estou em semana de prova e isso vai me prejudicar muito, POR FAVOR, me responda.

    Beijos.

    1. Bia, não me parece haver alguma alteração relevante, creio que a dor que você sente é do processo inflamatório, e toda cicatrização envolve inflamação. Converse com o seu dentista, talvez seja o caso apenas de adequar a medicação pós-operatória.

  78. BOA TARDE

    Preciso fazer tratamento dentario incluindo obturaçoes, canal, tenho alergia a certos med que contem Ibuprofeno, meus olhos incham demais a ponto de eu nem enxergar, e sou hipertenso… o dentista podera me anestesiar? Senao… qual o tratamento no meu caso? Tenho PAVOR do barulho da broca, qual metodo ele usara? Obrigado.

    1. Luiz, sim, você pode ser anestesiado, apenas informe ao seu dentista sobre a alergia e qualquer questão relativa à sua saúde geral pra que ele tome as devidas providências. Pra remover cáries e acessar o canal dos dentes não tem jeito, será preciso usar brocas. Mas anestesiado, você não sentirá nada.

  79. Ola dra… gostaria de tirar duvidas… tenho 52 anos, meu dente do siso superior esquerdo esta com uma carie juntamente com o penultimo dente… gostaria de extrair o do siso (que nao presta pra nada rsrs) e deixar o penultimo, é possivel? Outra pergunta, e que mastigo os alimentos só com o lado direito pq tenho medo de mastigar do lado esquerdo por conta dessas duas caries, e meu dente molar superior doi qd como doces, ele tem uma obturaçao de amalgama de alguns anos. Ele pode estar cariado por dentro?? Obrigada.

    1. Vera, pode haver indicação de extração desse siso, sim, e não vejo razão, pelo seu relato, pra não haver possibilidade de restauração do segundo molar cariado. Sim, pode haver uma “cárie interna” no molar restaurado com amálgama. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  80. Bom dia, doutora!

    Estou no impasse entre extrair os cisos para que posteriormente eu coloque aparelho e correr o risco de ter parestesia e não extrair e continuar com os dentes da frente tortos kk
    Enfim, eu já tive parestesia durante alguns meses após um canal no 3º pilão inferior, do lado direito, e isso me deixou muito preocupado quanto à extração dos sisos, pois ouvi dizer que o nervo pode ser rompido e ae já não tem mais volta…
    Quero saber se tem como ter certeza de que ao extrair os cisos, não corremos riscos de parestesia.

    1. Fábio, não há como ter certeza disso. Tudo depende da relação entre as raízes dos sisos e o nervo. Se o nervo estiver afastado das raízes, a chance de parestesia cai drasticamente.

  81. Doutora, bom dia.
    Queira parabeniza-la pelo trabalho com o site, quando comecei a sentir uma dor horrível no lado inferior esquerdo do rosto sabia que estava ferrado e que a hora finalmente havia chego. Graças ao seu blog fiquei bem mais tranquilo, pois não há nada melhor do que estar bem informado.
    Usei aparelho por 1 ano e sempre imaginei a dor dos sisos como algo parecido. Balela. A dor do siso é horrível pois dá dor de cabeça, garganta, ouvido, enfim, estava preferindo a cirurgia do que aquilo.
    Quando visitei o dentista ele havia dito que teria que fazer a raspagem do maxilar para alcançar o dente. Até que fiquei tranquilo pois estava com mais medo da recuperação do que da cirurgia em si. Foi tudo tranquilo, doeu depois do efeito da anestesia passar mas não era uma dor insuportável como a dor do dente nascendo, nada que tomar o anti-inflamatório não resolva.
    Meus pais acharam melhor eu arrancar 1 dente em 1 semana e o de baixo na semana seguinte pois estavam preocupados com a recuperação. Ainda insisti em arrancar os dois pois não podia perder dias de aula na faculdade. Realmente seria até melhor arrancar os dois.
    Gente pra quem está preocupado, é tranquilo. Não abuse na recuperação (fui jogar bola 3 dias após a extração do primeiro dente e dá um mal estar terrível) e tome o remédio no horário que você até esquece que arrancou dente.

  82. Boa tarde dra. Desde os 17 anos que fui ao dentista e com um raio X detectou quistos por baixo do dente… desde então já estive internada por causa desse mesmo dente que inchou minha cara toda, e o abscesso deixou me uma peq cicatriz na cara… esse dente nunca mais extraí, com medo, e hoje só resta a raiz… O dente nunca mais doeu e hoje tenho 29 anos, mas apareceu me há uns meses um zumbido no ouvido que foi aumentado com o tempo, e além de ouvir um hoje em dia ouço outro, que mesmo durante o dia com barulho o ouço… a minha pergunta é se o zumbido pode ser um sintoma desse dente… ou se será do dente do siso que tenho também ele criado… visto eu já ter ido no médico e ele ter me dito que não tenho nada no ouvido… agradeço uma resposta pois já não sei o que fazer.

    1. Vera, se estivermos falando de um dente do fundo e superior, pode ter a ver, sim. Sugiro que você procure um dentista pra extrair essa raiz, não dá pra ficar 12 anos com um foco de infecção no seu organismo…

  83. Boa noite, Dra.
    Sexta dia 02/10 vou tirar um siso superior direito. Ele ta careado, praticamente ôco por dentro, em 1 mes abriu sendo que antes estava ok, estou muito medroso com relacao a extração, demora? Eu sinto algum “track” no queixo? Tenho medo de ficar sem sentir gosto, ou afetar minha audição. Medo tb da hemorragia, de ficar com pressao alta por conta da anestesia, medo de tudo, me dá coragem Dra… preciso muito tirar esse dente que esta começando a me dar dor de cabeca…
    OBG DESDE JA e parabéns pelo seu blog.

    Atenciosamente,
    André

    1. Andre, já é sábado de manhã, só li seu comentário agora… espero que tenha dado tudo certo na extração. De qualquer forma: não há “track” nem razão, pelo seu relato, pra você ter problemas com o paladar ou audição, muito menos hemorragia. Me conta como foi! 🙂

      1. Ficou pro dia 10… proximo sabado… aguardo suas dicas, estou preocupado… amanheci resfriado e resolvi adiar Dra.. Obg pelo carinho e atenção.

          1. Dra… Fiz hoje… posso dizer que foi a coisa mais tranquila que fiz na vida… eu sou mole de carteirinha e confesso que terminei arrancando 2 dentes… um deles estava inflamado, mas confesso eu nao senti nada, nenhuma dor, nem na hora nem agora (pos), haja visto que ja estou com 4hs de operado… meu siso foi retirado em 7 minutos… meu Cirurgião Buco tem maos leves e tirou rapido… obrigado a esse blog, por me dar forças… e digo aos demais não vejam nada no youtube… voces nao vao sentir nada… mas nao fiquem vendo imagens, essas coisas impressionam…
            Fiquem tranquilos, caba mais mole que eu nao tem, e tirei 2 dentes hoje… estou com os pontos e no local ja fez uma bolsa de coágulo, nao sinto mais nem gosto de sangue… foi tudo tranquilo.
            Boa sorte a todos.

          2. Que bom, Andre! Fico feliz de ter ajudado de alguma forma. Obrigada pelo relato e pelo seu conselho, que é muito verdadeiro: não fiquem assistindo cirurgias no You Tube. Abração e que a sua recuperação siga com sucesso. 🙂

      2. Aviso aos amigos, tomei 1 comprimido de NIMESULIDA 1h antes da minha operação, e apos 12h em 12hs… sao 3 dias… foi como se nao tivesse nem feito operação…

        1. Que bom Andre, fico feliz. Mas tenha em mente que cada caso é um caso, o que funciona pra você pode não funcionar para os outros. Aliás, em se tratando de medicação, pode até fazer muito mal. Experiências pessoais não são verdades científicas.

  84. Boa tarde, tenho o dente do ciso superior cariado, tenho 30 anos e ouvi falar q a extração dos dentes do ciso tem q ser feita antes dos 30. No meu caso pode haver complicações se ela for feita?

  85. Ola Drª Ana
    Hoje escovando meus dentes percebi q um dos meus dentes de siso estava quebrado ou com um certo buraco, ele nasceu um pouco pro lado de fora, gostaria de saber se poderia extrair, pois tenho certo medo de dentista e talvez por isso fico um certo tempo sem ir ao mesmo.
    Obg.

      1. Boa tarde Drª Ana,
        Fui ao dentista hoje extrai o tal dente e mais outro. Vou ter q extrair os outros 2 tambem. Deu tudo certo e agora so na recuperaçao. Obg Dª Ana, ajudou muito.

  86. Ola, retirei meus sisos ha 7 dias e amanhã vai ser a retirada dos pontos, tenho uma dúvida que gostaria de ser esclarecida:

    1° Ontem percebi que o ponto onde ele deu o nó esta dentro da carne (gengiva perto da bochecha), o fio é preto de náilon (parece ser muito duro e não absorvível), estou preocupada pensando como sera a retirada dele 🙁 sera que o meu dentista vai deixar o ponto no local ou vai ter que abrir novamente para tentar tirar?
    Por favor me responda, Bjs.

    1. Fique tranquila, Caroline… o ponto não é reabsorvível, mas seu dentista consegue removê-lo, sim, sem “abrir”. Ele tem a técnica e o instrumental adequado pra isso.

  87. Bom dia!!
    Achei o site por acaso, como a maioria aqui, descobri que teria que tirar 3 dentes do siso, um não nasceu, nem tem vestigios dele. No começo do ano senti uma dor forte no maxilar inferior depois de comer uma colher de brigadeiro, depois desse dia, meus dentes da frente não se encaixavam, não conseguia morder direito nem cortar a fatia de um tomate porque os dentes não se encaixavam, e doía o suficiente a noite para que eu perdesse o sono, mas graças a minha teimosia fui levando so com analgesicos, mas tem uma hora que não resolve mais… enfim, resolvi procurar o dentista. Quando eu abri minha boca e ele olhou, de cara ja disse q era o siso que teria que ser retirado, ja tomei um susto, com 35 anos de idade e nunca nenhum dentista havia me dito isso, foram varias perguntas, e o pânico que tomou conta do meu ser!! Fui procurar na internet informações sobre o assunto e achei esse blog. Fiquei em paz, tanto com o que eu li aqui, quanto com o que o meu dentista me falou, marquei a extração que foi na quarta dia 12/08. Cheguei ate tranquila, mas para o meu desespero, tive alguma reação com a anestesia, minha pressão subiu, uma forte dor de cabeça que parecia que ia explodir, a vista turva e sem foco, meu dentista disse, com muita paciência, que realmente era efeito da anestesia, junto com a minha adrenalina e a posição que eu estava na maca, depois de quase meia hora, eu fui melhorando e resolvemos extrai-los, ele tirou o primeiro superior do lado esquerdo, nem dois minutos, tirou o superior do lado direito, super rapido, sem dor… quando foi tirar o inferior do lado direito (simmm, optei em tirar os três de uma vez para nao passar pela anestesia de novo) doia, mesmo com a anestesia, incomodou muiiiito!!! Mas sou forte nos meus 1,50m de altura, e aguentei, assim descobrimos que na raiz do dente tinha um cisto, o qual estava inflamado, por isso doia!! No restante do dia continuei com o mal estar devido a anestesia!! Mas dor quase nada, hoje faze 6 dias q retirei, mas estou super bem. Meus dentes agora fecham, nao inchou, nao sangrou. Tudo valeu a pena!!! Ate o tomate ja posso morder!!! Obrigada Dra. pelo espaço, e que o que passamos sirva de ajuda para outras pessoas!!!

  88. Boa noite Dra. Ana! Fiz cirurgia com anestesia geral, para tirar um dente do siso incluso (na horizontal) na arcada inferior. Passei a noite no hospital e quando saí ainda não sentia qualquer dor (o que os enfermeiros e médicos estranharam), excepto um ligeiro desconforto na garganta (o que poderia ser dos tubos da cirurgia). Sexta-feira começou a piorar e sábado tinha a cara completamente inchada e uma dor terrível na garganta. Fui à noite a urgências, porque reparei que estava com o corpo com manchas e aí me disseram que era alérgico ao antibiótico (clavamox). Hoje, domingo, comecei a tomar o macropen, mas as dores são terríveis e não sei o que dói mais, se a garganta da amigdalite, se o dente… e para acrescentar comecou-me a doer também os ouvidos. O que acha que poderá ser? Obrigado.

    1. Paulo, se não houver infecção, é um quadro pós-operatório mais severo. Os sintomas que você descreve são comuns no pós-operatório, só que no seu caso estão bem exacerbados. Converse com o seu dentista, seria bom reavaliar.

  89. Olá Doutora Ana, me chamo Gleici e sou do Paraná, bom, queria dizer que eu amo este blog, pois dia 07/08 estava marcado minha extração do siso, semanas antes disto, estava com muito, mais muito medo, então pesquisando sobre como seria a extração, se doia e como seria minha recuperação, acabei encontrando este blog maravilhoso. Li todos as perguntas e comentarios, fiquei muito tranquila e confiante. Chegou o grande dia, Dra posso dizer de todo o meu coração, não doeu nada, nem a anestesia, nem a extração, foi tudo tranquilo graças a Deus. Atraves deste blog fiquei muito confiante que daria tudo certo e Deu. Quero agradece-la por ser tão atenciosa com todos aqui. Esta ocorrendo tudo bem comigo na pós-cirurgia. Muuuuuuito obrigado e que Deus te abençoe cada dia mais. Um beijo. A dia 08/08 foi meu aniversário kkkkkk!

    1. Que bom poder ajudar, Gleici! Fico feliz que tenha dado tudo certo, e obrigada por voltar aqui e contar sua experiência. Parabéns pelo seu aniversário. Abração! 🙂

  90. Dra. Ana,

    Parabenizo-lhe pelo excelente trabalho que faz aqui no blog, com certeza ajudou muitas pessoas a relaxarem mais quanto ao medo de ir ao dentista e trouxe muitas informações importantes que devemos ter no cuidado de nossos dentes. Que Deus lhe abençoe e lhe dê vida próspera e feliz.

    Eu gostaria expor minha situação para saber sua opinião: eu extraí dois sisos há 5 dias, ambos superiores. Eles eram inclinados, por isso não consigo ver a área do corte e nem higienizar diretamente o buraco da extração (que está suturado). Higienizo até onde consigo, depois coloco água e inclino um pouco a cabeça de um lado para o outro para tentar tirar qualquer resíduo do local e tenho comido apenas coisas líquidas e pastosas. Até então, tudo normal.
    Acontece que a sutura de um dos dois locais foi de tal modo que a ponta da linha fica espetando e rasgando a bochecha interna e isso me dá dor quando movimento a boca – pra comer, escovar, etc. No quarto dia, senti gosto de sangue na boca e quando cuspi, vi que tinha um pouco de sangue mesmo, que não sei se vem do local suturado ou da bochecha, mas que logo parou. Na bochecha já criaram 3 bolhas, parecidas com a de afta, no local onde ela entra em contato com a ponta da linha. Não sinto dores nos locais das extrações, nem tenho mal hálito. E hoje irei remover os pontos no dentista e irei relatar isso a ele.
    Estou preocupado tanto com esse sangramento tardio (mesmo sendo pequeno) e com essas bolhas na bochecha, logo ao lado do ponto.

    Há risco de infecção? O que posso fazer?

    Muitíssimo obrigado.

    1. Eric, pelo seu relato me parece que vai tudo bem, não acho haver mais risco de infecção. Seu problema é local, o sangramento provavelmente teve origem na lesão causada pelo fio de sutura, mesmo. Como você, agora, já deve ter removido o ponto, a causa do trauma não existe mais, e sua bochecha vai melhorar. Seu dentista prescreveu alguma coisa para as lesões na bochecha? Se não, bochechos com Malvatricin ou o uso de uma “pomada” chamada Omcilon A em Orabase devem ajudar. Converse com ele.

  91. Ola Doutora!

    Em uma extração de siso inferior, é possível que se perca OS MOVIMENTOS da face, ou somente tem a possibilidade de ficar com parestesia?

    Gostaria de saber quais as chances de ficar com parestesia sendo que no meu exame tomográfico consta “posicionado no centro do rebordo alveolar, retido, mésio, e impactado à superficie radicular distal cervical. As raízes apresentam dilaceração no terço apical. Os ápices radiculares estão em contato com o canal mandibular”.
    Tenho muito medo, porém, confio no meu dentista. Não há possibilidade de arrancar dentes da frente para “puxar” os sisos? Terei que usar aparelho e gostaria de ter essas informações.

    E sobre extrair os sisos e estar menstruada, há algum problema ou tudo que se ouve falar são apenas mitos?

    Grata !

    1. Vanessa, não, o nervo alveolar inferior é um nervo sensitivo, não motor… não há possibilidade de você perder os movimentos da face. Pela tomo, seu dente está “deitado” e as raízes dele estão bem próximas do canal por onde passa o nervo alveolar inferior. Possibilidade de parestesia, há. Não vejo qualquer benefício em extrair o segundo molar pra “puxar” o siso, no seu caso. Sobre estar menstruada, é mito, uma coisa não tem relação com a outra.

  92. Oi Drª Ana.

    Li num site que as primeiras 24hrs após o procedimento deve acompanhar gelo na área operada e depois, com bolsa de água morna/quente. É verdade?

    E sobre tomar bebidas quentes? Quando eu extrai os meus primeiros dois sisos, eu comecei a ingerir bebida quente depois de três dias da extração, com cuidado é claro, tomando do lado que não foi operado. É perigoso? Quando eu fiz isso, não interferiu nos pontos…

    Dia 23/07 extrai meus últimos sisos (Ufa!) e minha cara está inchada e a bochecha onde os sisos foram operados tá doendo demais! Isso é controlado por remédios? Li num site que só depois de sete dias a dor passa!!! É verdade?

    Ah, essa foi uma experiência péssima porque, além da anestesia doer e eu chorar na cadeira, o dentista veio com uma tal de serra para a minha boca… O barulho é agudo e muito incômodo. Ele disse que o dente estava deitado ou algo assim e não conseguiria tirar ele inteiro, por isso repartiu ao meio.
    Obrigada 🙂

    1. Isabela, é verdade, sim. O frio é recomendado nas primeiras 48 horas, pelo seu efeito analgésico e porque diminui o inchaço. Depois disso, é melhor fazer compressas mornas, pois o calor aumenta o fluxo sanguíneo fazendo os vasos dilatarem. Isso é bom porque deixa os sintomas do processo inflamatório (e toda cicatrização envolve inflamação) mais amenos. Eu falo sobre isso aqui –> https://medodedentista.com.br/2013/05/compressa-fria-ou-quente-para-dor-de-dente.html Depois de 3 dias, portanto, costuma ser seguro beber líquidos mais quentes.

      Sim, é possível – e um ótima ideia 🙂 – tomar analgésicos no pós-operatório, pra que você passe por essa fase com mais conforto. Converse com o seu dentista sobre isso. 1 semana é mais ou menos o tempo que leva uma boa cicatrização inicial, então a dor diminui bastante.

  93. Tirei dois sisos inclusos inferiores hoje na parte inferior, 21/07/2015…

    Podme ficar tranquilos, não dói nada, a unica coisa que pode doer é a agulha da anestesia, foi tao bom e rapido que tirei os dois de vez… ele usou uma broca pra dividir o dente em dois, mas pode ser tranquilo, com um profissional qualificado vai ser otimo… e minha recuperação ate o momento esta sendo otimo,nao estou sentido dor nenhuma e meu rosto nao inchou, basta tomar os remedios corretamente…

  94. Dra., meu problema é ânsia.
    Tenho pavor de me deitar pra trás e abrir a boca e o dentista mexer no meu siso. Tenho feito testes em casa de colocar o dedo e deixar por um tempo, mas me dá ânsia.
    Como posso superar isso, já tentei tomar dramin mas nao me ajudou, como posso contornar isso, e se for psicológico?
    Acho q vou precisar deixar arrancar o siso e estou desesperado.
    Ano passado não consegui nem experimentar os moldes de uma ponte, que tenho 4 dentes na frente de prótese e gostaria de trocar a prótese.

    1. Ademir, em parte é psicológico, mas em parte deve ser físico, mesmo. Creio ser uma questão de “treino” e de algum auxílio medicamentoso se necessário: por exemplo, sedação oral ou com óxido nitroso (gás) pra deixar você menos tenso durante o atendimento. Converse com o seu dentista.

  95. Doutora, eu extrai meu primeiro dente do siso. Ele estava deitado inclinado para frente, foi uma dor terrível que eu não aguentei. Porque será que doeu tanto assim, mesmo com anestesia? Só de imaginar que preciso extrair mais um dente desse mesmo tipo já me bate um desespero. Ai, o que eu faço?

    1. Gabriel, pode ter a ver com o seu nervosismo (o que diminui o limiar de dor), com a técnica anestésica, com alguma variação anatômica sua, com o anestésico em si… depende. Os outros sisos estão posicionados como dentro da gengiva? Sisos deitados são mais complicadinhos, mesmo…

  96. Sites como esse ajudam a gente a ter coragem de enfrentar a cirurgia de extração dos sisos. Antes de chegar a este site, li muita coisa negativa no google e muitas histórias de complicações pós cirúrgicas que quase me desmotivaram. Mas, como a própria doutora Ana falou, é uma cirurgia simples e se for bem indicada, tem tudo para dar certo. Não vou mentir para vocês, mas senti uma dorzinha na hora da aplicação da anestesia e achei o procedimento um pouco mais dolorido nos sisos superiores do que nos sisos inferiores. Eu tinha as raizes dos sisos superiores muito grandes. Mas, os sisos inferiores, apesar de estarem inclusos, não me causaram dor alguma na hora da extração. O meu maior medo era ter parestesia, mas isso não aconteceu, graças a Deus. O pós operatório tem sido tranquilo e sem dor. Estou tomando os remédios na hora certa e seguindo todos os procedimentos recomendados.

    1. Obrigada pelo relato, Priscila! Realmente, na Internet você vai achar, na maioria, histórias “assustadoras”. Isso porque, quando as coisas dão certo, quase nunca as pessoas contam. Ainda bem que você fez diferente, assim seu testemunho pode ajudar outras pessoas. Abraço! 🙂

  97. Ola doutora, ha dois dias extrai dois dentes do lado do canino e estava sentido um pouquinho de dor, mas ja passou, nao precisei levar ponto pois o dentista falou que por ser por causa do aparelho estes dentes cicatrizam rapidinho.
    Queria saber por quanto tempo é feita a cicatrizacao geral? E quando poderei comer comida normalmente? E quando esse cheirinho estranho que fica na ferida passara? Desde ja agradeco.

    1. Pamela, em 1 semana você já tem uma boa cicatrização inicial da gengiva, embora em nível ósseo possa levar meses. Você só precisa evitar alimentos mais consistentes nos primeiros 3 dias, depois pode comer normalmente. O cheiro tem a ver com a proliferação de bactérias anaeróbias e com o próprio processo inflamatório, o que é comum nessa fase… vai diminuir dia após dia.

  98. Bom dia.
    Tenho 29 anos e meu siso superior esquerdo quebrou e esta me causando uma dor insuportável que vai para o ouvido e para a cabeça, já tomei dipirona, diclofenaco de potassio, aspirina, e o último que tomei foi a nimesulida. Mas passa um tempo e volta a doer, tenho pavor de dentista, quando vou fico gelada, mãos suando, coração disparado, sei que tenho que chegar lá, mas o meu medo é de sentir dor, fico pensando se a anestesia não pegar? O que eu faço pra diminuir essa dor até eu conseguir ir no dentista?
    Desde já agradeço!

    1. Queli, note o que acontece: você está morrendo de dor e não vai ao dentista porque tem medo da anestesia não pegar e você morrer de dor. Racionalmente, faz algum sentido? Claro, medo é um sentimento, não obecedece ao raciocínio, mas como você percebeu, remédio nenhum vai resolver o seu problema… só um dentista. Procure um dentista, ele não vai mexer no seu dente se não for possível, ele primeiro vai prescrever a medicação adequada pra controlar a infecção / inflamação e, só aí, vai fazer algum procedimento que seja necessário. Compreendo seu medo, de verdade, mas tenha em mente que se você não procurar ajuda, vai continuar com dor… quem vai diminuir a sua dor é o dentista, então não faz sentido “diminuir a dor” pra só então procurar um dentista. Bora lá! 😉

  99. Ola…
    Tenho algumas duvidas… Meus dentes sisos, tres ja nasceram e um esta terminando de nascer, A PERGUNTA É: A EXTRAÇAO DELES DEPOIS DE TOTALMENTE NASCIDOS É MAIS COMPLICADA OU MAIS FACIL?
    A IDADE INFLUENCIA?
    Tenho 21 anos e to apavorada, tenho que arrancar eles por falta de espaço na boca.
    Eles PODEM SER A CAUSA do entortamento dos MEUS outros dentes???

    1. Elisete, EM TESE a extração de dentes que já nasceram é mais fácil do que de dentes que ainda estão dentro da gengiva, a não ser que os sisos ainda não nascidos não tenham raízes completamente formadas, aí pode ser mais fácil extraí-los antes de nascerem, mesmo. A idade não influencia. Eu não compartilho da opinião de que os sisos, ao nascerem, entortam os outros dentes. Falo sobre isso aqui –> https://medodedentista.com.br/2013/07/os-sisos-entortam-os-outros-dentes.html

  100. Boa noite, Dra.
    Retirei meu terceiro, terceiro molar ha cerca de duas semanas. Foi tudo tranquilo apesar de eu ter pavor de dentista e ter choramingado um pouco. Só que agora estou mordendo minha bochecha (após ter desinchado) em todas as refeições e ao falar as vezes. Está começando a incomodar e a minha pergunta é: vai parar em algum momento? Nunca pensei que um siso incluso poderia afetar na mastigação. Rs. Desde já Obrigada!!

    1. Geralmente esse é um problema passageiro, Ariane. Deve passar, sim. Se isso não se resolver nos próximos dias, procure seu dentista pra reavaliar… talvez seja necessário fazer um pequeno ajuste no dente que está causando isso (o segundo molar, imagino).

  101. Dra. Ana, boa tarde!
    Para a realização da sutura, o dentista pode utilizar fios absorvíveis e não absorvíveis ao mesmo tempo? Fiz a retirada dos pontos ontem e quando cheguei em casa vi um “fiozinho” preto, bem profundo, no local da extração, pensei até que fosse um nervo exposto, se é que é possível isso acontecer… acho difícil o dentista não ter visto, já que eu mesma consegui ver em casa… o que pode ser?

    1. Poder pode, Julia… mas é improvável. Ou é apenas um pedacinho de fio solto, ou realmente seu dentista não removeu algum ponto. Se você notar que o “fiozinho” permanence no mesmo lugar nos próximos dias, procure seu dentista novamente pra remover.

  102. Olá Drª, bom dia.

    Fiz a cirurgia do siso em junho de 2014, mas o dentista não o tirou completamente porque ele estava muito próximo ao canal mandibular. Ele deixou mais da metade do dente e a gengiva não cobriu. Há um buraco e ainda sinto o osso. Essa semana fiz um raio x panorâmico, o qual acusou cárie nesse dente que ficou. Há a necessidade de retirar esse restante do dente? Tenho medo de comprometer o nervo mandibular e perder os movimentos da mandíbula.

    1. Wuilians, em princípio não haveria necessidade, isso se a gengiva tivesse cobrido o restante do dente e você não tivesse nenhum sintoma. Dada a situação, seria necessário, pelo menos, remover mais um pedaço de dente… deixar só as raízes mesmo, se realmente o risco de parestesia. Em tempo: perder os movimentos da mandíbula você não vai, pode ficar tranquilo, o nervo alveolar inferior é um nervo sensitivo e não motor, então o risco seria de você perder a sensibilidade em parte do queixo e da gengiva.

  103. Olá Dra.
    Sempre tive pavor de dentista. Até uma simples profilaxia, já vou tremendo rs. Agora estou com ansiedade grave, quase síndrome do pânico, então não consigo nem pensar em agendar uma consulta. Mas vamos lá, se eu vencer esse medo, quando for fazer a extração, posso tomar calmante antes? Ou terá alguma interação medicamentosa? Outra coisa, uma vez fui numa clínica que tem grande nome (pelo menos aqui em São Paulo), me explicaram que existe o profissional especializado em extração do siso. Há real diferença em ser um especializado ou não? Ou depende mais da qualificação do mesmo?
    Obrigada 🙂

    1. Adriana, você pode tomar um calmente sim, mas nunca por conta própria e sempre com o conhecimento do seu dentista (caso ele mesmo não tenha prescrito, mas um médico). Em princípio não há interação medicamentosa com o anestésico local, mas é essencial que o dentista esteja a par dos fatos. Realmente, existem dentistas especialistas em cirurgia (cirurgiões bucomaxilofaciais) e, em tese, eles estão bem mais preparados do que um dentista clínico geral. Digo “em tese” porque o que faz um profissional não é só o que está escrito no papel, embora o fato de ser atendido por um especialista, sem dúvida, seja uma excelente refêrência. Há, também, dentistas com pós-graduação em cirurgia oral menor competentíssimos, lembrando que o dentista não precisa, legalmente, ser especialista pra fazer extrações de sisos.

  104. Ola Dra. Ana… Gostaria de tirar uma duvida… meu esposo esta com os dentes siso de cima no osso e ele ja esta com 35 anos e nem sinal… e os de baixo so sairam a metade… Semana passada ele começou a sentir um entupimento no ouvido direito que quando ele levanta a cabeça pra cima desentope e quando ele deita tbm desentope… mas fora isso fica praticamente o tempo todo entupido… ele foi no medico e o medico olhou o ouvido dele e falou que estava tudo bem, que nem cera tem, e mesmo assim passou um RX pra ver se nao é sinusite… que nao constatou nada… ai o medico mandou ele procurar um dentista que podia ser os dentes… Ele foi no dentista e o dentista viu e falou que realmente os dentes sisos dele de cima estao no osso e nem tem sinal e passou um RX de boca que ele vai fazer amanha… Gostaria de saber se pode ser o dente siso que esta provocando esse entupimento no ouvido dele? Ele esta desesperado com medo de ficar surdo, mas o medico falou que não tem nada no ouvido… Desde ja obrigada!!!

    1. Juliana, por acaso seu marido tem algum problema de pressão? Hipertensão ou pressão baixa? Eu, por exemplo, tenho pressão baixa, e não é incomum que eu tenha os ouvidos entupidos por causa disso. Acho improvável que os sisos tenham a ver com esse “entupimento”.

      1. Dra. Ana, ele foi no medico especialista em ouvido e a medica constatou que o ouvido dele esta com uma inflamação chamada Otite… Passou um exame que ele vai fazer amanhã, pra saber se realmente é Otite mesmo… Obrigada pela atenção.

  105. Olá, vim relatar minha experiência. Removi os 4 sisos em uma única sentada… pra mim foi tranquilo, apesar de ter medo de dentista. Mas o meu medo de dentista é qndo ele usa o motorzinho. Como foi só arrancar, não tive medo.

    Os dois dentes de cima saíram com facilidade, mas os dois de baixo foram uma luta, achei que o dentista fosse sentar no meu colo pra puxar os dentes… rsrsrs… mas não senti dor, só um incômodo. Não foi nada demais.

    O pós operatório foi super tranquilo também, eu tava bem normal na verdade, feliz da vida por ter uma desculpa de tomar bastante sorvete… rsrsrs…

    Difícil é fazer canal gente!!!! kkkkkk

  106. Olá, querida.

    Retirei dois sisos terça-feira, um incluso e um normal, este que deu muito trabalho, pois não aceitava facilmente a anestesia. Fez-me sentir dor durante a extração e, quando o dentista conseguiu, foi somente em partes; teve, assim, de tirar os restos de dente que ficaram. Estou no 4º dia e meu rosto ainda está inchado, apesar de já ser menos; entretanto, apresenta uma manchinha amarelada na parte inferior. Será que ficarei muito tempo com o rosto inchado? Posso passar gelol no local? O que posso comer?

    Obrigada. Esse site é maravilhoso.

    1. Lyssandra, os sintomas que você descreve são comuns e esperados, ainda mais em extrações de dentes inclusos. Seu rosto deve desinchar aos poucos, em 1 ou 2 semanas já deve estar normal. Pode passar Gelol, sim… mas independente disso, vai desinchar. Apenas evite alimentos muito duros, não há proibição, é mais questão de bom senso, mesmo.

      E obrigada. 🙂

  107. Olá doutora, to com o Siso com carie, o qual se encontra com um furo, se eu for ao dentista ele pode ser Obturado ou será extraído ?

    1. Pode ser restaurado, sim. É preciso apenas que o dentista considere junto com você o benefício em se manter esse dente… se ele estiver bem posicionado e em função, não tem razão pra se extraído.

  108. Bom dia, Drª Ana. Parabéns pelo blog, tirando as nossas dúvidas e medos.
    Bem Doutora, gostaria que me ajudasse se não for muito incômodo da minha parte. Meu caso é o seguinte, tenho 18 anos e extraí o meu Siso (acho que o nº38), fiz a cirurgia dia 26/03 (essa quinta-feira passada), o Doutor me recomendou muito bem os cuidados pós-operatórios, o mesmo me recomendou dipirona, amoxicilina e Neosulida, ah, e bastante sorvete também (kkk), porém não tinha tido nenhum problema até acordar essa manhã (29/03) com uma espécie de pele sobre a arcada dentária superior e inferior do lado esquerdo. Qd olhei no espelho estava uma camada de sangue coagulado (cobria três dentes mais ou menos). Lembrei-me que fiz um pequeno esforço para ajudar um paralítico. O doutor me recomendou dipirona, amoxicilina e Neosulida. E também não deixei de notar que já estou no terceiro dia após a extração, e meu inchaço não parece diminuir, isso é preocupante?
    Meu atestado já está invalidado, posso trabalhar amanhã dia 30 mesmo com a bochecha muito inchada (estou parecendo o Quico só que do lado esquerdo)? Ou você acha melhor pedir outro atestado (se é que é possível)?
    Muito obrigado Drª Ana, desculpe por tantos detalhes. Aguardo atenciosamente a sua resposta. 🙂

    1. Diego, os sintomas que você relata me parecem bem comuns, não me perece que haja qualquer problema em curso. Provavelmente você teve um pequeno sangramento, sem maires consequências, por isso a presença do sangre coagulado. O inchaço é esperado nessa fase, e ele não impede que você vá trabalhar (embora seja meio feio), desde que suas atividades não envolvam grande esforço físico. O inchaço vai diminuir com o passar dos dias, pode ficar tranquilo.

  109. Dra. bom dia. Meu siso inferior do lado direito quebrou faz um tempão, e semana passada fui ao dentista para remove-lo, porém não conseguiram tirar por não ter onde puxar (fiquei mais de 1h), tenho ansiedade incontrolável e pedi para pararem, não estava mais aguentando (sem dor, mas com medo). Então fizeram uma sutura e pediram para eu retornar. Porém estou com muito da anestesia não pegar por conta da ansiedade. Qual é o melhor procedimento a ser feito? Obrigada.

    1. Camila, se antes você não teve dor, é porque a anestesia “pegou”, e você estava igualmente ansiosa. Não vejo absolutamente nenhuma razão pra achar que a anestesia não cumprirá o seu papel. Procure apenas se acalmar, nem sempre uma extração dentária é rápida, o que não quer dizer que haja qualquer complicação.

  110. Olá Dra. Ana! Gostaria de parabenizar pelo site! Você é muito atenciosa! Bom… fui na minha dentista e ela me disse que preciso tirar os 4 sisos para depois colocar aparelho ortodôntico! Mas estou com MUITO MEDO, não de sentir dor na extração, mas do pos-operatório! Tenho medo que inflame e dê algo muito grave! Não sinto nenhuma dor e nem incômodo com os sisos, mas em todos os dentistas que fui, eles avaliaram e disseram que preciso extrair todos! Estou enrolando, pois estou com muito muito medo!!! Obs.: nenhum siso está incluso e disse que podemos tirar os 4 de uma só vez!
    Obrigada pela atenção!

    1. Se nenhum siso está incluso – tanto que o(s) dentista(s) disse(ram) que dá até pra extrair os 4 na mesma sessão, acho que você não precisa se preocupar tanto com o pós-operatório. Provavelmente será tranquilo. Não há razão pra pensar em consequências graves se sua saúde está ok.

  111. Olá Dra. Tenho um canino de leite e o permanente já nascendo, nunca tive problemas nos sisos, porém pela panorâmica a orto disse q havia necessidade de extrai-los para abrir espaço. Faz uma semana que extrai os dois superiores, até hj estou com dor de cabeça forte, sensação de gengiva inchada e senti um pedaço de osso em um dos buracos… Agora não sei se é pedaço do siso ou o osso… Gostaria de saber se esses sintomas são normais e quais os riscos de retirar o siso residual se for o caso. Ah e pra colocar aparelho sempre é necessário a extração dos sisos? Obg

    1. Viviane, embora possa até ser um pedaço de dente, na maioria das vezes é um pedacinho solto de osso. Nem sempre é necessário remover, às vezes o próprio organismo “expulsa” esse fragmento, às vezes ele “absorve”, e outras vezes, se fica incomodando, é preciso remover, mesmo. Pode ser que, também, não seja um pedaço solto, mas uma aresta fixa… nesse caso, a cicatrização deve se encarregar de deixar essa borda plana.

      Não, nem sempre há indicação de extração dos sisos por causa do aparelho, apenas quando é necessário se obter espaço pra “puxar” os dentes para trás.

  112. Bom dia!
    Extrai dois sisos do lado direito. Percebi muito trabalho da dentista ao extrair o inferior. Hoje, apos 02 dias da extraçao, vi um pedaço branco na area que colocou os pontos. Pode ser osso a mostra? O que pode ser?

    1. Pode ser o osso da sua mandíbula sim, Alisson. Se for, não é incomum que isso aconteça, e não significa que haja problema. A gengiva deve fechar normalmente, mas pode levar algumas semanas.

  113. Ola, Dra. Ana.

    Fiz a remoção de 2 dos 4 sisos inclusos há 15 dias, e amanha dia 19/02 farei a remoção dos outros dois. Os sintomas que senti foram os mesmos descritos em seu artigo, porem sinto uma dorzinha um pouco chata ate hoje em toda lateral da gengiva ate a parte da frente da boca. Isso é normal?

    Outra duvida, o meu dentista recomendou que eu colocasse uma bolsa de água gelada na lateral do rosto, já você recomendou a água morna. Os dois servem com o mesmo peso ou qual é o melhor para ajudar a desinchar?

    Desde já agradeço.

    1. Em princípio nada, Evandro. A mola deve sair por “meios naturais”. Caso você sinta dor, mal estar ou algum outro sintoma importante, procure um médico pra avaliar.

  114. Boa tarde,
    Doutora, eu retirei dois sisos, no 3° dia quebrei os pontos e esta aberto, mas eu não sinto dor nenhuma, so que não consigo comer direito, hj ja estou com 5 dias que tirei… os buracos dos sisos, eles se fecham?

  115. Bom dia Dra., como vai ?

    Ontem fiz a remoção de 2 dos 4 sisos que tenho e foram bem difíceis de tirar, mesmo estando aparentemente fáceis, eram bem duros e o de baixo tinha uma raiz que se dividia em três… kkk. Hoje não apresento inchaço visível e estou sem dor! 🙂 Enfim, apenas um relato kkk

    Minhas dúvidas são as seguintes, não consigo abrir muito minha boca, pelo que li, o nome disso é trismo, e tenho medo de tentar limpar os dentes e machucar o local operado, se eu esperar algum tempo até começar a escovar, terá problema ? A outra dúvida é quanto a alimentação, que alimentos a sr. a recomenda além de sorvete ?

    Agradeço desde já.

    1. Cláudio, é comum que o trismo dificulte a higienização, mesmo. Não force, faça o possível pra limpar, mas sem “neura”. Aos poucos o trismo vai diminuindo e você vai conseguir higienizar melhor. Quanto à alimentação, prefira os alimentos não tão quentes e não tão duros. Você não está proibido de comer nada, é mais questão de bom senso, mesmo. Tipo: é melhor comer uma lasanha morna do que carne dura. 🙂

      1. Doutora, dando um feedback.

        Extrai os sisos restantes ontem, 13/03 (sexta feira 13, uuuhhh….), e correu tudo bem. Por incrível que pareça, o pós operatório está bem melhor que os dois primeiros ! O que eu achei estranho, já que um dos dentes estava deitado e bem próximo ao nervo e tem ponto até na gengiva do segundo molar. Enfim, trismo bem pequeno, inchaço quase nulo, sangramento apenas uma vez (novamente pela minha teimosia em querer passar a língua) e dessa vez eu consigo movimentar bem minha língua.

        Gostaria de agradecer pela sua paciência em responder os comentários e por ter feito esta postagem, graças a ela criei coragem para passar por esse procedimento cirúrgico, porém, tem uma informação errada… doi menos do que a senhora falou ! 😀

        Muito obrigado, mesmo, à senhora, cujas palavras são incentivadores, e ao Dr. Alberto, excelente cirurgião.

        1. Quem bom ler seu relato, Cláudio. Esteja certo de que ele será de grande ajuda para os outros leitores do blog. Abraço pra você e para o meu colega, Dr. Alberto. Que sua recuperação seja breve. 🙂

  116. Boa noite! Tirei o meu siso dia 20/01 e até hoje, dia 30/01, minha boca está inchada, o que é bom para diminuir este inchaço?

    1. Eliane, se o problema for só o inchaço, você pode fazer compressa morna / quente sobre o rosto, pra ajudar a resolver o processo inflamatório.

  117. Dra. recentemente fui em uma consulta, pois tenho restaurações nos dois segundos molares com amalgama, e tava querendo trocar por resina, só que devido a profundidade não foi possivel, pois seria preciso fazer canal. Mas vou ter que fazer o uso de aparelho e provavelmente terei que extrair os cisos, porém estão saudaveis, sem carie, gostaria de saber se poderiam ser extraidos os segundos molares ao inves do cisos?

  118. Olá Dra. Ana! Tenho 15 anos e tirei o meu siso inferior esquerdo dia 20/01 e foi uma cirurgia ótima, não houve sangramento e também não fiquei com nenhum buraco. Vou tirar os meus pontos no dia 27/01. Tirar os pontos dói? E quando eu tirar vou ficar com algum machucado no local?
    Minha outra duvida é que no local onde estão os pontos está uma coisinha branca, que não saí de jeito nenhum e está la desde o dia que eu tirei, isto é comum?
    E minha ultima pergunta é que até hoje (5º dia) sinto uma dor em quase todos os dentes (lado esquerdo e direito) esta dor não é muito forte e dura em torno de 20 minutos e vai embora, está dor é comum?

    1. Milena, os sintomas que você descreve são comuns sim, e tendem a diminuir e sumir com o tempo. A “coisinha branca” pode ser apenas o especto da gengiva em cicatrização. Tirar os pontos não dói, é só cortar o fio e puxar a sutura.. Não deve ficar ferida, também.

      1. Me desculpe o incomodo mas tenho outra dúvida, hoje é o 6º dia vou tirar os pontos amanhã e até hoje não consigo abrir muito a minha boca, eu consigo abrir mas bem pouco, estou com medo de não conseguir retirar os pontos amanhã. Quanto tempo está dificuldade de abrir a boca vai durar? E isso pode impedir a retirada dos pontos?

        1. Pode levar mais alguns dias. Isso se chama “trismo”, e ocorre por causa de um inchaço na região da articulação e de uma certa rigidez muscular próprias do pós-operatório. Se você conseguir abrir pelo menos um pouco a boca, já dá pra remover os pontos.

  119. Dra, fiz um canal no ultimo dente (meus sisos ainda não nasceram) e infelizmente deu carie na raiz do dente e eu tive que extrair ele. Eu tirei dia 22/01/2015 e hoje dia 25/01/2015 eu sinto muita dor, a dentista me receitou amoxilina de 8 em 8 hrs e diclofenaco de 12 em 12 hrs, porem o diclofenaco não estava fazendo efeito e eu tive a iniciativa de tomar tanderalgin que contem diclofenaco e foi o unico que passou a dor, entrou comida no buraco e nao consigo tirar porque está com os pontos e ta meio infeccionado em volta, e nasceu ate uma afta na bochecha do lado do dente, e hoje eu percebi que soltou 2 pontinhos, porém não está sangrando e nem doendo, porque acredito que esta no efeito do tanderalgin ainda, e o local esta sujo e eu nao consigo limpar, eu faço bochechos com antisséptico e ate com agua morna e nada de limpar, estou com medo de passar a escova no local e soltar todos os pontos ja que eu estou parecendo que a minha gengiva onde esta com os pontos esta sensivel, o que fazer ?

    1. Aline, sua cirurgia é muito recente, as dores que você relata me parecem aquelas esperadas no pós-operatório. Mas sugiro que você não faça bochechos por enquanto, pois nos primeiros 3 dias não se recomenda pelo risco de alveolite seca (pela remoção do coágulo, um tecido cicatricial inicial que se forma no local da extração). Quanto à limpeza, apenas a faça superficialmente, não se preocupe em remover resíduos mais profundos, esses seu próprio organismo se encarrega de expulsar.

  120. Olá Dra, tudo bem? Bom, hoje faz 10 dias que extrai meu 3º molar inferior esquerdo e ainda estou sentindo alguns problemas! No 7º dia voltei ao dentista para retirada dos pontos e também para a retirada de uma espícula ossea que estava incomodando e ferindo minha língua, bem como deixando a gengiva bem inchada e dolorida, inflamada. Feito isso ele novamente suturou o local, porém hoje já se passaram 3 dias após o segundo procedimento e ainda sinto o local da retirada do ossinho muito dolorido, principalmente ao engolir algo, parece que machuca. Olhando no espelho vejo que ao redor dos pontos está esbranquiçado, talvez pelo fato da tensão da sutura aplicada na mucosa. Minha questão é: por que será que ainda estou sentindo tão inflamado, mesmo tomando anti-inflamatório? O pior que não posso tomar muito esse medicamentos pois tenho gastrite e problemas gastrointestinais que pioram com esses Aines. Será que ainda tem alguma espícula ou pedaço de raiz? Na verdade ainda sinto uma pontinha de osso perto do local que foi retirado a outra pontinha. E se for, é necessário remover? Existe a possibilidade de cicatrização total mesmo contendo ainda fragmentos ósseos no local? Não agüento mais! Em 10 dias já não era pra tá completamente curado? To nervoso já, haha. Muito medo de não cicatrizar 🙁 meu dentista disse que não sentia mais nada de osso mas agora to sentindo a gengiva dolorida, principalmente quando aperto, entao e como se tivesse algo lá! O buraco da extração não sinto dor, somente na gengiva que recobre as bordas dos dentes, perto do maxilar. Obrigado 🙂

    1. Eduardo, talvez haja outra espícula, mesmo… e é provável que seu organismo esteja tentando expulsá-la só agora, então seu dentista não teria visto no exame anterior. Se persistir esse incômodo, entre em contato com ele pra reavaliar.

      1. Olá Dra. Voltei ao dentista e ele prescreveu clindamicina 300mg. Estou preocupado, pois a região da gengiva está amarelada e sinto todos os dentes do lado da cirurgia doloridos, inclusive até o ouvido. Já faz 12 dias de cirurgia e estou sentindo isso :/ Quando ao ossinho, meu dentista disse que deve ser recoberto pela gengiva durante a cicatrização (pois ele ja tinha removido/lixado um pedacinho anteriormente). Problema é que não vejo cicatrização. Ele disse que o local da extração ta cicatrizando, apenas essa região da gengiva que está assim: ossinho exposto com tecido amarelado ao redor. As vezes quando acordo a dor se torna pior, depois de um tempo melhora um pouco. Tenho medo de ser algo grave! 🙁 Obrigado pela atenção.

        1. Ed, se for uma “ponta” fixa ao osso, realmente ela deve ser coberta pela gengiva. Está cicatrizando sim, pode estar certo. Sua cirurgia é bem recente ainda, não acho que seja nada grave, seus organismo vai se recuperar aos poucos.

  121. Olá Ana,
    Estou viajando e meu siso superior direito resolveu nascer.
    Tenho medo de ir em dentista fora do Brasil e por isso gostaria de saber se ha algo que eu possa fazer para aliviar a dor e/ou evitar que a situação piore. Sinto a mordida ja diferente e uma dor latente na regiao.
    Devo evitar doces, bebidas alcoolicas, etc.?
    Obrigada.

    1. Ana, você pode tomar um analgésico a que esteja habituada. É essencial manter o local bem limpo. Não há necessidade de evitar doces ou bebida (a não ser que você esteja tomando medicação, claro).

  122. Olá Dra. Ana.
    Irei extrair dois dentes do siso amanhã, os dois do lado esquerdo, porém um deles está cariado, então o dentista me deu a opção de fazer o canal ou extrair e eu optei pela extração. Mas antes disso, ele fez um curativo, para evitar que o dente quebrasse e dificultasse a extração do mesmo. Mas no dia em que o curativo foi feito, a anestesia não pegou completamente, pois assim que ele jogou água no dente cariado, eu senti uma dor enorme, pois segundo ele já tinha ligação com o canal do dente.
    Será que a anestesia irá pegar no dia da extração? Estou com muito medo disso, sou muito medrosa e o tempo todo fico esperando pela dor na cadeira do dentista, ou seja, isso já atrapalha o efeito da anestesia.
    Agradeço desde já pela atenção.

    1. Marcela, a anestesia da extração é um pouco diferente, pois ela visa, também, a anestesia dos tecidos em volta do dente. Então, se a gengiva não estiver inflamada, a anestesia deve funcionar normalmente.

      1. Realmente, não senti nada, quando vi ele já tinha extraído o dente cariado *-*
        Agora a recuperação que está sendo chatinha, meu rosto está bem inchado, mas sei que é normal!
        Muito obrigada pela atenção e por ser uma profissional tão dedicada com seus leitores!

  123. Oi, eu me chamo Isabela e tenho 15 anos, ontem 17/01 eu fui tirar o siso de baixo e eu tinha medo (mas ainda tenho da costura no final do dente) e eu quero saber se corre o risco de romper essa linha durante o café da manha ou dormindo, porque eu ja quase desmaiei de medo na hora da costura, então estou com medo de rompê-la sem querer, e se isso acontecer devo ir correndo para o dentista?? Obrigado pela atenção.

    1. Isabela, se os pontos se soltarem, ok, dificilmente há necessidade de fazer pontos novos. Se acontecer e não houver dor ou sangramento persistente, não precisa se preocupar.

  124. Olá Ana, me surpreendi com a atenção que você dá aos seus leitores, respondendo todas as perguntas, achei o blog maravilhoso!
    Cheguei até aqui porque estava procurando um jeito de me acalmar. Sou extremamente medrosa. Vou retirar os 4 dentes sisos de uma vez só, daqui uns dias, sendo que nenhum começou a nascer ainda, e estou morrendo de medo. Primeiro tenho medo da anestesia acabar e eu ter que fazer a cirurgia com dor. Depois tenho medo porque dizem que você fica sentindo a sensação de mexer no seu dente, me dá um mal estar só de pensar. Depois, eu também tenho medo de anestesia geral, então nem me passa pela cabeça isso. Ainda não sei se meus dentes estão em posições difíceis, fiz a panorâmica mas meu pai que levou pra dentista e eu nem fiquei sabendo de nada. Mas acredito que por ela ter marcado de retirar os 4 juntos, não deve estar complicado ne? Quanto tempo você acha que pode demorar isso? E o que você indica para diminuir o pânico? Já estou sem conseguir dormir e ainda faltam 15 dias pra retirar os benditos dentes.

    1. Fico feliz em ajudar, Tamires. 🙂

      Realmente, se sua dentista julga ser possível fazer os 4 sisos em sessão única é porque eles não devem estar em posições tão complicadas. Difícil dizer ao certo quanto duraria a cirurgia sem ver sua radiografia (aliás, até vendo ela seria um “chute”), mas no total talvez leve 1 hora e meia (repito: ACHO). Sim, você vai sentir o dentista “mexendo”, porque a anestesia apenas bloqueia a dor, não a sensação de pressão. Mas não é pra ficar agoniada não, é como se eu apertasse a sua mão: você vai sentir a pressão, mas não dor. Pra diminuir a ansiedade eu recomendo que você confie na sua dentista. Se você achar que extrair os 4 sisos de uma vez só é pior, deixe isso claro pra ela… fale que você está com medo, jogue limpo. O que importa é que você se sinta confiante (embora desconfiada ;)).

  125. Olá doutora,
    Tenho os quatro sisos e gostaria de tirar algumas dúvidas. Eles podem gerar labirintos, zumbido no ouvido, aumento da narina, dormencia entre o céu da boca e o ouvido, estalos na articulação da boca e no pescoço?
    Tenho esses sintomas ha mais ou menos 1 ano e fui no otorrino, neurologista, clínico e não consegui um diagnóstico. Pode ter alguma relação com os sisos?

    1. Em tese, pode. Mas antes de atribuir uma razão dentária ao problema, eu investigaria mais a fundo a questão neurológica, nervosa, circulatória e faria uma avaliação com um dentista especialista em DTM (disfunção temporomandibular).

  126. Bom dia, Drª!
    Extrai meu siso inferior esquerdo na última quinta-feira 11/12.
    Porém, apareceram diversas aftas na bochecha, próximo aos pontos da sutura e na língua, estou tomando amoxilina receitada pelo meu Cirurgião Dentista, é normal aparecerem essas aftas? Tenho lavado a boca com Malvona, mas apenas de leve, sem bochechos ou gargarejos para não retirar o coágulo.

    Desde já agradeço!

    1. Jessica, é comum o aparecimento dessas feridas na região da cirurgia, e a causa geralmente é o atrito do instrumental durante o procedimento. Deve se resolver de forma espontânea, a Malvona pode ajudar.

  127. Olá doutora, tdo bem? Estou com a cirurgia para extrair o siso superior do lado esquerdo para semana que vem. Ele está cariado e já senti muitas dores… inclusive essa semana tive que tomar nimesulida durante 3 dias e a dor sumiu, porém notei que a sensibilidade da bochecha do lado esquerdo eh menor que a do lado direito… E por dentro da boca sinto como se fosse a marca dos dentes… Q estou mordendo a bochecha… Teria algum problema extrair eles sentindo essa falta de sensibilidade? Tomei anestesia em uma restauração do dente da frente e a gengiva ficou roxa… eh normal?

    1. Geralmente não se indica enxerto ósseo após a extração de sisos, Rogeria. São sisos mesmo ou outros molares? Você pretende fazer implante ou usar algum tipo de prótese depois?

  128. Bom dia
    Extrai 4 sisos na quinta 4/12, a extração foi tranquila e rápida, ontem senti minha bochecha inchada e com as compressas frias melhoraram um pouco, a noite comecei a sentir enjoos, e quando fui escovar os dentes acabei vomitando, hoje acordei com dor e uma sensação de inchaço no siso inferior direito, e estou com dificuldades de abrir a boca. doutora será que o coagulo foi removido? Estou com medo. Outra duvida, na hora de higienizar eu estou usando a escova interdental, so que a ponta arredondada e de leve escovo no local onde os pontos estão, é errado fazer isso? Tem algum metodo menos dolorido? As vezes sinto sangue na boca é normal?
    Desculpe tantas perguntas é que é a primeira vez que extraio algum dente e estou muito nervosa e com medo… Obrigada.

    1. Nayara, se há dor e inchaço, além do gosto de sangue na boca, a remoção do coágulo é uma possibilidade. Por outro lado, se esses sintomas forem amenos, são esperados no pós-operatório de qualquer extração dentária. Se persistirem os sintomas ou se eles piorarem, entre em contato com o seu dentista pra ele reavaliar o quadro.

  129. BOM DIA…
    Estou desesperava, pois arranquei um siso faz 15 dias e ele aparenta estar inflamado, mas não sei bem o que está acontecendo, pois não sinto dor na região do dente siso arrancado, sinto dor do outro lado da boca nos outros dentes, dor que não aguento, tive uma crise porque não suportei a dor e estou tomando tandrilax, o único que diminui a dor, até orações estou pedindo por mim, porque até meu psicologico está afetado, estou com tudo sensível em tudo, e não entendo porque doi o outro lado… Sinto muito dor…
    Por favor, vc pode me ajudar?
    É possível doer o outro lado, os dentes parecem que vão rasgar minha boca, a dor parece que os dentes vão quebrar…
    Me ajuda, por favor…
    Agradeço a atenção…

    Abraço

    Adriana

    1. Adriana, não é incomum que após extrações dentárias os outros dentes fiquem doloridos. Isso pode ocorrer tanto pelo apoio feito nesses dentes durante a extração quanto por parestesia ou nevralgia, complicações pós-operatórias relativamente comuns. Converse com o seu dentista e relate o problema. Ele talvez sugira outro analgésico ou proponha algum procedimento, se julgar necessário. De qualquer forma, a tendência é a dor diminuir com o passar dos dias.

  130. Fui ao dentista por indicação para extrair os sisos, me informou que precisa tirar os 4, pois se retirar apenas os que incomodam (os de baixo), os outros podem descer e incomodar a gengiva. Todos já nasceram, talvez por isso a ideia de retirar de uma vez, segundo ele, em 2h. Vale a pena retirar todos mesmo ou de 2 em 2? Tenho medo rs.
    Grata.

    1. Olá Drª, o meu médico me disse que eu vou ter que arrancar os 4 sisos, tremi e estou com medo de arrancar e de ficar com a boca tanto tempo aberta (acho que nunca teve um caso como o meu). Estou muito nervoso porque eu tenho um sério problema de ficar tanto tempo com a boca aberta, se tivesse alguma saída para eu não extrair, eu faria, mas… É necessário ou meu dentista só quer ganhar dinheiro? rs

      1. Bhener, não tenho como afirmar – ou negar – a necessidade de extrair seus 4 sisos apenas com base na sua descrição. Mas existem razões pra se extrair os sisos sim, às vezes os 4. Isso não precisa ser feito de uma vez só, pode ser um de cada vez. Converse com o seu dentista e exponha esse problema de ficar muito tempo com a boca aberta. Veja esse texto –> https://medodedentista.com.br/2012/10/e-preciso-mesmo-extrair-os-dentes-do-siso.html

  131. Olá. Estou com 50 anos e tenho os quatro sisos. Mas recentemente descobri que tem um que está cariado e a dentista me disse que não precisa extrair e também não tratou a cárie. Isso pode me causar algum problema no futuro?

    1. Marcia, se o siso está cariado, ele precisa ser restaurado ou extraído. Alguma coisa tem que ser feita, manter uma cárie é manter um foco de infecção no seu organismo, com possibilidade de virar um tratamento de canal. Converse com a sua dentista.

  132. Olá dra. Ana. Extrai 2 sisos há 3 dias e ainda estou com o rosto muitoooo inchado e dolorido. Sei que é normal, em alguns casos, todo esse inchaço por conta da força que é aplicada no local, mas teria alguma forma desse inchaço diminuir mais rápido?? Abs

    1. Izabel, você pode fazer compressas frias, em princípio e, quando o inchaço começar a diminuir, começar com compressas mornas, pra ajudar a resolver o processo inflamatório.

  133. Olá, tenho um dente siso na arcada inferior lado direito, que está cariado e ao mesmo tempo quebrado, e estou com medo de extrair. Será que dói? Me ajude por favor. Obrigado.

    1. Paulo, não é porque um dente está cariado e/ou fraturado que ele precisa ser extraído. O dentista precisa avaliar, mas é possível que ainda haja tratamento. De qualquer forma, se for preciso extrair, não dói. É tudo feito com anestesia local.

  134. Boa noite, gostaria de saber como é a cirurgia de um siso que não nasceu e está deitado, já havia arrancado outros e foi tranquilo, só que nenhum estava deitado e todos já haviam nascido, e nessa a doutora pediu no mínimo uma hora, achei estranho.

    Obrigado.

    1. Nati, nesse caso, considerando a posição do dente, será preciso fazer um corte na gengiva e remover o dente em pelo menos 3 pedaços, não há como ele sair inteiro, então ele será cortado com uma broca. É mais trabalhoso, portanto, mais demorado.

  135. Aiii, depois de tantos depoimentos positivos, espero que as minhas extrações sejam tranquilas… graças ao péssimo dentista que tive quando era criança, hoje tenho pavor de dentista, todas as vezes que escuto o barulhinho de qualquer coisa que parece com aquele barulho do motorzinho me dá logo dor de barriga!!! Agora meu dentista teve a bendita ideia de me colocar aparelho ortodôntico… e se não bastasse, tenho que extrair 4 sisos, hoje fiz o raio x… Quase choro, estão quase deitados… Estou morrendo de medo e a cirurgia é dia 24/11… Espero voltar aqui com boas noticias… Orem por mim =) Dra. me dê uma dica de analgésico, please!!!

    1. Vá tranquila, Luana. Ficaremos aqui na torcida e aguardando notícias. Quanto ao analgésico, seu dentista vai prescrevê-lo… fique sossegada. 😉

  136. Querida Dra. Ana,

    Acompanho seu site desde que comecei a sentir dores no pescoço, mandíbula e surdez (ouvindo em “mono”) em Junho/2014. O dentista verificou que tenho 1 siso semi-incluso inferior esquerdo, posição vertical, raiz única. Tenho 30 anos e nem sabia da existência dele, nunca senti absolutamente nada, nem a erupção dessa parte q nasceu. Desde q soube q precisava fazer uma cirurgia com osteotomia, as dores aumentaram e não consigo parar de pensar no pior. Minha vida virou um inferno! São 4 meses sofrendo com as dores musculares (pois o dente em si não doi) e com MEDO (paralisante) de ter infecções e complicações graves após a cirurgia. Li vários casos de internações, cortes para implantes de drenos, aparecimento de ar nos espaços profundos da garganta, infecções sistêmicas e mortes. Estou fazendo terapia e uso de ansiolíticos há 2 meses, cheguei a conseguir ir no Buco-Maxilo e ser anestesiada, porém meus batimentos cardíacos não permitiram fazer a cirurgia. Pra piorar, tive uma amigdalite resistente a amoxicilina, o q me deixou apavorada, pois fiquei 21 dias em tratamento com AcetilCefuroxima (carooo). Não possuo mais a opção da Amox para o pré-cirurgico, pois tenho Streptococcus Pyogenes resistente a ela. Sinto-me um lixo humano por ser assim. Não sei mais o q faço para me acalmar. Gostaria de saber se há algum exame, medicamentos ou medidas profiláticas para eu me assegurar que não vou ter infecções graves no pós operatório e entender por que essas coisas acontecem até mesmo com pessoas que seguem todas as orientações. Como posso me prevenir?

    OBRIGADA.

  137. Boa noite Dra. Ana, extrai meu dente do siso inferior esquerdo e ele era curvo, com um ângulo de 90°. Durante a extração o dente quebrou e a dentista deixou um pedaço do dente pois não conseguiu extrair, e deu ponto. Isso foi ha 3 dias e eu continuo sentindo muita dor, fisgadas, e hoje quando olhei no espelho parece que da pra ver um pedaço do osso. O restante do dente pode estar saindo? Ou pode ser uma paranoia minha?

    1. Carol, o osso que você vê é o da mandíbula, certamente não é o dente. Não sei qual o tamanho do fragmento que ficou, mas não creio que seu organismo o esteja expulsando… se assim fosse, sua dentista o teria removido facilmente durante a cirurgia. Apenas continue seguindo as orientações pós-operatórias, tudo vai ficar bem. É provável que sua dentista queira acompanhar seu caso por algum tempo mas, em princípio, você não deve ter problemas por causa do fragmento.

  138. Oi Dra. Ana, tudo bom? Eu sou Manuela e tenho somente 14 anos. Fui indicada pelo meu dentista a extrair os dois dentes sisos inferiores devido ao tratamento precoce, pois ele observou através de uma radiografia panoramica que a raiz dos meus sisos inferiores podem envolver meu nervo no futuro, fazendo com que eu perca a sensibilidade dos meus lábios inferiores, e também para evitar um crescimento muito grande da minha arcada inferior, pois meu crescimento ainda é muito rápido. Já os dois superiores não é necessário a extração, pois eles servirão de incentivo para o crescimento da arcada superior. Enfim, irei operar em janeiro, pois irei precisar de repouso e não posso faltar aula, mas não posso negar que estou com medo!!!! Como funciona quando o dente ainda não nasceu, quando está dentro do osso? A cirurgia é mais difícil? A recuperação é pior? Agradeço desde já a atenção!!!!!!!

    1. Manuela, em tese a extração de um dente incluso é um pouco mais difícil, porque é necessário abrir a gengiva pra remover o dente. Mas essa é uma dificuldade PARA O DENTISTA, para o paciente não muda muito. Continua sendo um procedimento com anestesia local e nem sempre demora mais ou tem um pós-operatório pior do que o de um dente que já nasceu. Como os sisos ainda não têm as raízes formadas, deve ser mais fácil de extraí-los (e a intenção do su dentista em fazer a extração agora é justamente essa). Enfim: eu acho que você pode ficar tranquila. 🙂

  139. Olá, Dra. Ana, tudo bem?

    Então, eu extrai um dos meus sisos semana passada (Quinta) e hoje (Sábado) eu percebi que um dos pontos meio que soltou, queria saber se isso é algo normal, passou o dia e não houve sangramento nem nada, mas tenho medo de acontecer algo caso isso não for normal.

    Outra coisa que eu queria saber é que com quanto eu tenho que ficar sem fumar depois da retirada dos pontos, supondo que esse seja o final da minha recuperação. Eu vi que você advertiu bem em relação a isso, por isso eu queria saber para ter uma melhor informação.

    Desde já agradeço a sua resposta.

    1. Felipe, sim, às vezes os pontos se soltam antes. Mas se não há dor, sangramento ou outro sintomas importante, sem problema. Quanto ao fumo, não há um momento seguro pra fumar no pós-operatório, portanto não há como dizer “depois de X dias, ok”. O cigarro costuma prejudicar a cicatrização.

  140. Dra., tirei meus 4 sisos hj e meu dentista só receitou analgésico e anti-inflamatorio, não passou nenhum antibiótico… é normal?

    1. O antibiótico não é obrigatório, Jamille. O dentista só prescreve antibiótico se achar necessário, com base no exame do paciente e na própria cirurgia.

  141. Olá Ana, meu primeiro dente siso está nascendo, e está bastante inflamada a região em volta dele, como li que você já disse que a anestesia ‘não pega’ direito quando a região está inflamada, sendo assim a extração será dolorida. Será que dói muito ?

    1. Felipe, a primeira coisa que você tem que fazer – bem antes de pensar se vai doer – é procurar um dentista pra avaliar e ver se há indicação de extração pra esse siso. Se houver e a gengiva estiver inflamada, o dentista primeiro vai medicar você pra controlar a inflamação e uma possível infecção, pra só então fazer a extração, depois de uns dias. Dessa forma, não haverá perigo da anestesia “não pegar”. Outra possibilidade é que seja necessário apenas remover um pedacinho de gengiva em vez de extrair o dente. Cada caso é um caso, por isso é essencial a avaliação de um dentista.

  142. Hoje eu ranquei mais um siso… só que to sentindo um pouco de desconforto na parte dos pontos. Sera que DOI pra tirar os pontos ? Agradeço.

  143. Olá Doutora,
    Tenho 32 anos e recentemente extrai os sisos. O siso inferior direito foi o mais complicado de extrair pq estava deitado e justamente por causa dele os dentes da frente da mesma região ficaram ligeiramente tortos. A dentada, a mastigação e o sorriso são perfeitos, se encaixam muito bem, não tenho problema com isso. Mas, esteticamente os dentes que foram empurrados pelo siso ficaram ligeiramente tortos e me incomodam. Vc acha que vale a pena usar o aparelho para corrigir esses dentes da frente na parte de baixo? Detalhe importante: já tenho dois canais e mais 6 obturações enormes. Vale a pena? De uma forma geral quanto tempo em média demora para corrigir um problema assim?

    1. Luiza, se esses dentes tortos, mesmo que só um pouco, incomodam você, isso já em si um motivo pra usar aparelho. Quanto ao tempo de tratamento, varia MUITO, possivelmente levará mais de 1 ano.

  144. Oláaa, boa noiteee!!!

    Bom, tirei meus quatro sisos no dia 19 deste mês. Até tirar os pontos tudo estava indo bem, mas agora depois dos pontos retirados comecei a sentir muita dor. E a dor é nos dentes próximos ao buracos dos sisos retirados. Eles doem como se estivessem “bambos”, sensíveis. Gostaria de saber se isso é normal? E o motivo disso ter começado logo agora.

    Obrigada!

    1. Dada a situação, é normal sim, Janaina. Isso acontece porque os dentes ao lado dos extraídos são usados como apoio durante as extrações, recebendo mais força do que o habitual. Eles podem ficar sensíveis um tempo, mas devem voltar ao normal em breve.

      1. Entendi. E depois de quanto tempo devo começar a me preocupar com a dor? E média, as pessoas costumam senti-lá por quanto tempo?

        O que achei mais estranho é que só o lado superior esquerdo está doendo. O primeiro siso que a dentista tirou foi desse lado, sabe? Nossa, e doi demais. Se eu não tomar remédio, não consigo nem dormir a noite :\

  145. Ola Dra., extrai o 2 molar e acabei de ver que um ponto está rompido, eu acho, e fiquei com medo, pois foi uma cirurgia um pouco delicada e demorada, o dente estava colado no osso e deu muito trabalho, ficou um buraco muito grande, pelo menos foi o que minha medica me disse, tem algum problema porque o ponto quebrou, e se cair alguma coisa, to morrendo de medo por favor…
    socorrrooooooooooooooooooooooooooooo

    1. Samara, às vezes o ponto solta antes, mesmo. Em princípio, não há problema. Os alimentos vão entrar em contato, não tem jeito, apenas procure manter o local limpo.

  146. Doutora, eu extrai os 4 sisos em julho e foi tudo bem, mas ontem apareceu no lugar do siso superior direito uma protuberancia, parece uma afta, e incomoda um pouco pra comer, quando eu toco esta um pouco dolorido, mas as vezes tenho a impressão de ser pontudo, isso pode ser algum pedaço do osso ou dente? Pode ser inflamação?

    1. Pode ser um pedaço solto de osso, Amanda. Mas pode ser, também, apenas uma gengivite local com outro motivo. Se persistir, procure seu dentista pra avaliar.

  147. Ola Ana, tem tres dias que extrai dois sisos e gostaria de saber se e normal ficar nas areas ao redor meio amarelado e minhas bochechas continuam inchadas, e sinto um certo incomodo na regiao, e fico com medo de limpar a area com cotonete, o que devo fazer?

    1. Katila, os sintomas que você relata são comuns, sim. Não me parece que haja nada anormal. Use o cotonete pra limpar apenas superficialmente, não introduza ele em nenhuma reentrância, ok?!

  148. Dra. Ana, adorei esse blog!
    Li várias perguntas, com suas respostas… Tds as dúvidas que eu tinha não tenho mais 🙂
    Só fiquei na dúvida se é normal um dentista retirar meu siso sem pedir nenhuma panorâmica ou raio x ?
    Meu dente está doendo… Ainda não fui arrancar, pois estou assustada, minha boca esta doendo e até meu ouvido dói, tomei anti-inflamatório, a dor passou e não fui arrancar, e agora ta doendo com mais força, e fico sem saber o que eu faço. Porque o dentista não pediu exame nenhum ? Pois arrancar siso não é tão simples assim…

    1. Suzana, não é simples mesmo…

      Na minha opinião não dá pra extrair qualquer dente sem radiografia, muito menos um siso. Então, fazer a extração sem exames de imagem não é normal, não…

  149. Dra. Ana, é normal ocorrer um pequeno sangramento uma semana depois da extraçao do siso superior? Obs: Está marcado pra tirar os pontos hoje…

    1. Não deveria, Aline. Mas pode acontecer, sem maiores consequências. Relate isso ao dentista quando for remover os pontos, pra ele avaliar.

  150. Boa tarde!
    Tenho um dente pra fazer canal, mas não quero fazer canal, fico apavorada só de pensar, posso extrair no lugar de fazer o canal? Tem algum perigo de ficar com a boca torta? Poderia extrair e depois colocar implante? É o dente de número 32, vou usar aparelho também, com aparelho não poderia acertar depois da extração? Fico aguardando sua resposta.

    1. Helen, se dá pra fazer canal, pra quê extrair? Extrair parece uma solução mais fácil, mas vai trazer um monte de outros problemas. O tratamento vai ser mais demorado e mais caro. Se você extrair, por se tratar de um dente anterior, é quase certo que não vai dar pra fechar o espaço com aparelho, e implante + prótese sobre implante custa MUITO mais caro que tratamento de canal. Entenda: tratamento de canal não dói, é justamente o que faz o dente parar de doer. Não razão pra ficar apavorada.

  151. Oi, estou DESESPERADA. Há uns 4 dias comecei a sentir muita dor nos dentes da frente inferiores, os quatro dentes da frente. Fui ao dentista, não havia absolutamente nada de errado… ele me pediu uma panorâmica, fiz no mesmo dia e ele indicou a retirada dos sisos alegando que eles estavam pressionando os outros dentes e aí o motivo de tanta dor. Isso é possível? Marquei a cirurgia para hoje, 18:00 da tarde. Estou desesperada, meu dente está incluso, será que depois de tirar a dor nos dentes da frente vai passar? É uma dor insuportável. Tenho 19 anos.

    Agradeço desde já.

    1. Miriam, tomara né?! Mas confesso que não vejo essa relação direta entre a dor nos dentes anteriores inferiores e os sisos. Acho que o seu caso precisa de uma melhor investigação.

  152. Olá Doutora,
    Estava lendo os “testemunhos” aqui, uns me encorajam, mas outros acabam me deixando com mais medo ainda.
    Ha um tempo atrás eu tive que usar aparelho, pois meus dentes eram muito tortos, no final do tratamento a doutora me deu a papelada pra que eu fosse marcar um dia pra arrancar os sisos, mas na epoca eles nem me incomodavam, então ignorei e deixei pra la. Agora, pouco mais de um ano depois disso, começou a incomodar e até doer as vezes. Nos dentes de cima, sem problemas, mas os de baixo, a metade dos dois dentes está meio que coberta por parte da gengiva, isso incomoda bastante para mastigar, pois as vezes acabo mordendo essa parte da gengiva que cobre eles. Tenho medo que possa inflamar ou algo do tipo, as vezes acaba até sangrando um pouco e é ruim para escovar. Mas eu tenho bastante medo de arrancar esses dentes, pois vi muita gente na familia que reclamava de muita dor depois de ter feito a operação, até um parente que arrancou ha mais ou menos uma semana, reclama o tempo todo de dor, da até agonia de ver e sangra muito. E aí doutora, o que me recomenda ?

  153. Olá Doutora, desde sexta feira (22/08) meu siso superior direito tava doendo muito, mas não o dente em si, a gengiva que pegava no osso e no dente la no fundo, no sabado piorou a dor, no domingo eu não conseguia mais comer, e hoje (segunda) nao conseguia mais abrir a boca de tanta dor.
    Não queria tirar esse bendito de jeito nenhum, mas como eu nao conseguia mais nem abrir a boca pra escovar os dentes, hoje mesmo as 02:30 eu entrei aqui no blog e me tranquilizei um pouco. Fui tirar o bendito dente, cheguei no consultorio chorando de gritar de tanto medo.
    Não senti nem a picada da anestesia, o meu medo era de sentir a pressão mexendo no dente, não a dor, porque eu sabia que nao iria sentir dor… foi 5 SEGUNDOS pra tirar o dente, não senti absolutamente nada, nem pressão, e eu achava que era um bicho de sete cabeças. Ainda bem que era o unico que eu tinha, os outros 3, eu não tenho graças a Deus. Tomei um comprimido de nimesulida assim que cheguei em casa, não senti absolutamente nenhuma dor, nadica de nada depois que passou a anestesia. Obrigada por me tranquilizar com seu blog. Super beijo!

    1. Obrigada pelo testemunho, Letícia… vai ajudar os leitores do blog a ficarem menos ansiosos. E eu fiquei muito feliz em saber e em ajudar de alguma forma. 🙂

  154. Olá Doutora. Primeiramente parabéns pelo site e obrigado pela sua disposição de tirar nossas dúvidas.

    Faz uma semana que extrai meu siso inferior direito. Antes de extrair ele estava bem torto pro lado da bochecha e machucava muito ela. Daí depois de alguns dias que eu consegui enxergar bem a cirurgia, havia um buraco grande e fundo entre a gengiva e a bochecha. E hoje o buraco tem bastante resto de comida dentro que tá com bastante mau cheiro. Gostaria de saber se é normal esse buraco? E se for normal, esse acumulo de comida pode prejudicar alguma coisa, oq posso fazer pra melhorar isso?
    Ah, e uma última dúvida, a linha está solta, e a dentista não falou nada em retornar lá pra tirar o ponto, é preciso um retorno ou ela saí sozinha?

    Desde já, muito obrigado pela atenção!

    1. Lucas, sim, o “buraco” é normal e deve levar algumas semanas pra gengiva se fechar por completo. Use uma seringa (sem agulha) com água e borrife o local pra ajudar a remover os resíduos alimentares. O ideal é manter a região limpa, mas nem sempre dá nessa fase. Os pontos precisam ser removidos, nada garante que eles vão cair sozinhos. Geralmente isso se faz depois de 1 semana da extração. Converse com o seu dentista.

          1. Estou impressionada com a atenção dispensada pela Dra. Ana neste site! Parabéns! Para mim, que recentemente extraí os 4 sisos (primeiro, apenas 1; dois meses depois, os outros 3), este site tem sido extremamente útil, em especial, esta página… Estou me recuperando, pois tirei os pontos hoje. Confesso que, quanto à primeira extração, apesar do meu pavor antes da cirurgia, não senti absolutamente nada, a não ser o local meio dolorido. Agora, estou sentindo um pouco de dor, mas nada que um analgésico não resolva. Para quem morre de medo, como eu tinha, fique tranquilo, não é nenhum bicho de sete cabeças. Ao contrário, depois da cirurgia, em fase de recuperação, o que eu sinto é um graaaaaande alívio, afinal, “quatro problemas” a menos rsrsrs

          2. Edna, obrigada pelo seu testemunho, estou certa que vai ajudar muitos leitores. De minha parte, fico muito feliz por poder ajudar de alguma forma e por saber que você vem se recuperando bem. 🙂

  155. Olá, arranquei 2 sisos hoje e vim dividir minha experiência com vocês, tava bem nervosa achando que ia ser um bicho de sete cabeças, mas confesso que não é tudo isso que dizem, no meu caso a anestesia doi bem mais do que a extração, e o que incomoda também é quando puxa a raiz. isso me incomodou um pouco, gostaria de saber com a Doutora quais são os cuidados de higiene que devo ter?

    1. Cris, obrigada pelo testemunho. Quanto à higienização, é mais questão de bom senso, mesmo. Use a escova normalmente da forma que você conseguir, e o fio dental. No local, você pode usar um cotonete umedecido pra limpar superficialmente (NÃO INTRODUZA o cotonete em lugar nenhum, ok?!), e depois de 72 horas completas das extrações, uma seringa com água (sem agulha) pra borrifar o local. Evite bochechos nas primeiras horas, também.

  156. Bom dia Dra.! Adorei o site, pois passei por traumas de infância com dentista e morro de medo a cada consulta. Fui perder o trauma de anestesia com 21 anos na cara, infelizmente não achei que fazia muito efeito nas cáries e bloco que fiz com anestesia, pois ja conhecia o choque sem anestesia e a diferença não foi tanta.
    O meu medo é que vou arrancar meus 2 sisos superiores amanhã e tenho pavor da anestesia, parece que é no céu da boca, é muito ruim?
    Quanto aos sisos, o meu dentista disse que superiores são simples e os meus estão bem fáceis e não tenho inferiores nem na radiografia.
    Gostaria de saber sobre isso da anestesia, e também por eu ter DTM, minha boca é pequenininha e trava se eu abrir por muito tempo depois é um estalo que dói bastante pra fechar, isso pode atrapalhar de alguma forma?
    Agradeço pela atenção!

    1. Mayra, a anestesia deve dar conta, sim. Se você não tem o sisos inferiores, ÓTIMO, geralmente são eles os mais complicados. Os superiores, se já nasceram, costumam ser de remoção mais fácil. A DTM pode dificultar um pouco sim, mas não impede. Apenas informe seu dentista sobre o problema na articulação pra ele considerar isso durante a cirurgia.

  157. Bom dia Ana,
    Vou retirar meus sisos pelo SUS mas estou com muito medo, pois sempre fui muito desconfiado com hospital público.
    Achei o Buco Maxilo que me atendeu muito estranho, ele parece ser meio doido, conversa meio balançando a cabeça, parece que é estressado, ele tava separando uns papéis lá e dava uns tapas na mesa rsrs.
    Marcou minha cirurgia para 19 de Agosto, mas não to confiando muito nesse médico, não o que eu faço? rs

    1. Ahuahuahua, Aron… fiquei imaginando a cena. Cirurgião é tudo meio maluquinho mesmo. 😉

      Olha… o fato dele trabalhar no serviço público não o descredencia, pelo contrário, ele teve que passar em concurso pra poder estar ali, e isso não é pra qualquer um. E se ele é especialista em cirurgia, mais um motivo pra confiar. Eu não o conheço, mas me parece que você está em boas mãos.

  158. Mas esses seus dentes sisos ai da “foto” estão bonitinhos demais kkkkk com raízes tão pequenas que nem parecem sisos.

    A propósito, extrai os 4 de uma só vez.
    E doeu sim :/
    Falei que não tinha problema nenhum com a agulha da anestesia, que podia colocar sem dó, mas parece que não pegou, ou a dentista não colocou o suficiente, e não estavam inflamados.
    Apesar de ter sido uma extração muito rápida, doeu muito principalmente os de baixo.
    Em pouco menos de 1 hora ela fez as 4 extrações e a anestesia passou totalmente com cerca de 3 horas após a aplicação.
    Há 6 dias que extrai, tenho um pouco de dificuldade para abrir muito a boca, mas que esta quase totalmente melhor que no 1º dia.
    Graças a Deus, não estou tendo nenhum outro problema, ou dor, mas na extração doeu sim kkk
    Isso porque não sou muito medrosa com essas coisas, se fosse uma pessoa medrosa, quando sentisse a dor, sofreria muito mais.

  159. Me ajuda pelo amor de Deus. Tenho 31 anos e ainda não removi os 4 sisos. Consegui ver pelo espelho que 2 sisos parecem estar cariados.
    Tenho plano de saúde odontológico e não consigo arranjar um cirurgião bucomaxilar para fazer a cirurgia. Todos tem medo de mexer. Estou muito preocupada. Não sei se vou conseguir operar sem tomar a anestesia geral (aquela que o paciente dorme em toda a operação).
    Passo muito mal com anestesia local. Me ajude, me oriente. Não sei o que fazer. Será que eu não posso ficar para sempre com os sisos?

    1. Diana, se não houver indicação de extração, sim, você pode manter seus sisos. Não é sempre que eles precisam ser extraídos. Mas, se estão cariados, é preciso no mínimo remover as cáries e restaurar os dentes. Já se houver indicação de extração, é o jeito. Por que “todos tem medo de mexer”? Há alguma doença sistêmica ou algum problema que você não me relatou?

  160. Arranquei 3 dentes siso no dia 17, hoje dia 21 acordei com a boca cheia de sangue, cuspi enxaguei e não esta mais saindo sangue, desde o dia 18 estou acordando assim com a boca cheia de sangue.
    O pior de tudo vem agora, vou tirar os pontos na próxima quinta dia 24 e vou arrancar o outro dente siso q restou, não arranquei ele no dia 17 pq cheguei atrasado e segundo o dentista não dava mais tempo pq havia pacientes esperando, será q não vai doer não para extrai o último ??? Estou com medo de rasgar a gengiva pq vou abrir a boca de novo??

    Extrai os 2 inferiores e 1 superior, ou seja, na quinta vou extrair o superior do lado esquerdo, agora estou com medo. E queria saber o motivo de estar sangrando até hoje.
    OBS: AINDA ESTOU COM O ROSTO BASTANTE INCHADO, não consigo nem escovar os dentes.

    Tenho 15 anos, mês q vem vou fazer 16, e os sisos estavam inclusos, estou tomando os medicamentos receitados pelo dentista.

    1. Jalles, a presença dos pontos restringe a abertura da boca. Mas, após a remoção, vai ficar mais fácil… sua gengiva não vai “rasgar”. Não devia estar sangrando ainda, mas o motivo pode ser a presença dos pontos “puxando” ou uma pequena inflamação local.

  161. Ola, Dra. Ana, poderia me ajudar, mes que vem (agosto) vou fazer a retirada de um siso (por enquanto), estou com muito medo, sinto dor facilmente, fujo de dentista vou uma vez por ano e só. Esse siso começou de querer a nascer, doeu uns dias e sangrou, sera que esta inflamado?
    Quanto tempo dura o procedimento de tirar e quanto tempo dura a anestesia. Desde ja agradeço.
    Att Carol

    1. Caroline, se houve sangramento gengival deve haver inflamação, sim. O tempo de procedimento varia de acordo com a dificuldade da extração, pode levar 15 minutos, meia hora, 1 hora. Quanto à anestesia, não se preocupe, seu dentista irá aplicar o suficiente pra cobrir todo o tempo da cirurgia.

  162. Boa noite doutora, seu site esta esclarecendo muita coisa para mim, e agradeço muito por isso. Fui na minha dentista, e ela pediu uma radiografia para ver a posição do meu siso de baixo do lado direito que não nasceu, e que por conta disso acabo mordendo a gengiva e a mesma inflamando. Após ver a radiografia ela me aconselhou a retirar os dois do lado direito e depois do esquerdo. Porém estou tomando anti-inflamatorio por conta da gengiva, após o uso deste medicamento é certo que a anestesia pegue? Ou possa acabar causando alguma dor? Obrigada pela atenção.

    1. Olga, o que pode dificultar a instalação da anestesia é justamente a inflamação / infecção da gengiva, porque os tecidos ficam mais ácidos. Se não há infecção e você está tomando anti-inflamatório, não há razão pra anestesia não funcionar direitinho.

  163. Ana, preciso da sua ajuda, há uma semana eu tive que arrancar meu último dente inferior, pois havia quebrado e restavam apenas as raízes, como estava doendo muito, acredito que havia inflamação no local, a anestesia não “pegou” completamente e acabei sentindo muita dor na retirada, fui informada pela dentista que o siso (localizado ao lado do dente que eu estava arrancando) estava prestes a nascer, e que agora, como este espaço, ele poderia se desenvolver normalmente, o problema é que o local está muito dolorido, não sei se a dor é devido a cicatrização ou se o siso está “dando as caras” bem neste momento, não sei mais o que faço para aliviar a dor. Aaah amei o seu blog!!

    1. Giovanna, a dor deve ser por causa da extração, que ainda é bem recente. Converse com o seu dentista pra ele prescrever um analgésico (se você já está tomando, pode ser preciso adequar as doses ou trocar a medicação por uma mais eficiente). Aaah, e obrigada. 😉

  164. Acredita se eu disser que estou ha 2 meses… isso mesmo, 2 meses com dor de dente, só tomando anti-inflamatorio de 6h em 6h (por conta propria)… siso superior e inferior do lado direito em canal, aí a dor puxa para a lateral da garganta, ouvido e cabeça… o medo de doer e sangrar muito no dentista é maior que tudo…

    1. Barbara, compreendo seu medo, mas do que adianta ficar em casa com dor por medo de ir ao dentista e sentir dor? Procure um dentista e acabe logo com esse sofrimento!

  165. Dra. Ana Obgda msm pela sua atenção, graças a Deus o remédio aliviou a dor… Estou ansiosa pra retirar logo o dente e acabar com todo esse sofrimento* (rs),
    obgda msm pelo atenção e espero voltar aqui e dizer que foi tudo bem para retirar ????

  166. Olá… Dra. Ana… Bom, em 1o lugar gostaria de agradecer pelo post maravilhoso e pela atenção dada aos seus leitores…
    Bom, eu tenho 17 anos e meu siso do lado esquerdo de baixo nasceu cariado, no começo doía muito as vezes, mas como não era sempre eu me medicava e deixava pra lá… Agora a dor está absurda, não consigo nem mesmo dormir e os remédios como dipirona e etc tbm já não fazem mais efeito, procurei um dentista com urgência e ele me passou uma medicação para a dor pra que eu tomar nos próximos 5 dias pra que só então eu possa retira-los, pra q não tenha risco da anestesia não pegar, confesso que estou com muito medo da anestesia não pegar e gostaria de saber se terminando a medicação o risco dela não pegar diminui e quanto a dor o que posso fazer, não estou aguentando mais, por favor estou aguardando ansiosa pela sua resposta.
    Obgda.

    1. Caline, com a medicação prévia, a anestesia deve “pegar” normalmente, sem problemas. Quanto à dor, neste momento não há muito mais a se fazer além de tomar um analgésico. Por isso é tão importante procurar um dentista assim que se nota algum problema, pra se evitar esse tipo de situação e sofrimento.

  167. Olá

    Há sete meses tirei os dois sisos do meu lado direito.
    Fiz coisas erradas nos 30 minutos depois da extração. Eu não tomei os analgésicos logo após a cirurgia, voltei a pé para casa e conversando (30 minutos) e fiz bochecho. Tudo o que eu não podia fazer!.

    Então quando o efeito da anestesia acabou eu senti dores horríveis, as piores que já senti… não consigo nem descrever! Minha mãe foi comprar o analgésico e o antibiótico, então eu tomei e dormi.

    Acordei com o rosto muito inchado, mas era o de menos, nem liguei pq a dor já tinha parado.

    Então há dois dias tirei o siso superior esquerdo. Fiquei com medo, até chorei. Tomei antibióticos dias antes, e 1 analgésico antes da cirurgia e outro depois (PONTIN). Fiquei com medo do fim da anestesia, fiz repouso tudo direitinho, tomei muito sorvete… e graças a Deus não doeu nadinha, só um incomodo e também não tive nenhum inchaço.

    Porém falta o inferior ainda. Esse dente está embaixo do osso, e novamente estou com medo de sentir a dor que eu senti na primeira extração. Gostaria de saber se é um processo menos complicado ou ainda mais, como amenizar isso. Gostaria de saber se há a possibilidade de usar sedativos após a cirurgia ou um analgésico muito forte para que não haja dor, apenas um incomodo como na segunda extração.

    Muito obrigada !

    1. Nataly, como você pode perceber na prática, a chance de um pós-operatório ruim diminui drasticamente se você cumprir à risca as orientações do seu dentista. Para dentes inclusos as recomendações continuam as mesmas, apenas a chance de inchaço é um pouco maior. Não acho que seja necessário algum sedativo e, quanto ao analgésico, existem opções mais fortes, sim. Se seu dentista julgar necessário, vai prescrever pra você. Enfim: fique tranquila, faça a sua parte e confie no seu dentista… deve dar tudo certo.

  168. Olá,
    Estou em começo de tratamento dos dentes, mas disseram que terei que arrancar os 4 sisos, pq ja entortaram o resto dos dentes -.- Farei 22 anos… neste sabado dia 28/06. E sinceramente estou com muito muito medo para retirar esses sisos, falaram que vão tirar de 2 em 2, e so de ver os comentarios arrepiei. Perguntinhas básicas,
    1° doi para retirar?
    2° o que faço depois para amenizar os efeitos pós operatorio (pois tentarei fazer na sexta, ficarei sabado e domingo em casa, segunda tenho trabalho.)
    3° Quanto tempo depois ja posso retirar os outros 2?
    4° Tem alguma dica, de como nao engasgar ou sei la controlar a lingua, quando tem muito água, aquilo me incomoda, e tento engolir ou mexer a lingua. Sendo que vai sair sangue, posso ou nao engolir?
    Desde de ja agradeço, ansiosa pela resposta.

    1. Miriã, vamos lá:

      1. Como eu explico no texto, se estiver tudo ok (inclusive com a sua saúde em geral), não dói. O que pode incomodar é o pós-operatório, mas isso depende bastante da dificuldade da cirurgia.

      2. Siga à risca as orientações do seu dentista e mantenha repouso enquanto der. Evite exercícios físicos por pelo menos 1 semana, tome a medicação direitinho, não bocheche nem cuspa nas 72 primeiras horas e prefira comidas mas mornas e pastosas. Abuse do sorvete. 😉

      3. Se você estiver bem, já depois de uma semana (no dia de remover os pontos das 2 primeiras extrações).

      4. Não se preocupe quanto a isso… você não vai engasgar. Confie no seu dentista, ele sabe o que está fazendo. O sangue e a saliva serão sugados pelo auxiliar e a língua é facilmente afastada.

  169. Dra, morro de medo de dentista, vou só pra fazer limpeza e olhe lá.

    Tenho 20 anos, e acho que meus sisos inferiores estão nascendo.
    Na parte superior, depois do segundo molar, não tem nada, mas na parte inferior há uma protuberância da gengiva (ambos os lados). Meu pai não tem siso e minha mãe tem os quatro, mas não precisou removê-los.
    Acho que essas protuberâncias são os sisos abaixo de uma camada de gengiva.
    Hoje, quando fui almoçar, o lado direito incomodou. Não é dor, é apenas um incômodo, como se estivesse sensível no local. A protuberância do lado esquerdo está normal, não sinto nada nem pressionando.
    Há possibilidade de serem sisos nascendo?

    1. Considerando sua idade e os sintomas, parecem ser os sisos mesmo, Victor. Procure um dentista pra avaliar, uma radiografia panorâmica vai mostrar o posicionamento desses dentes e se é necessário intervir de alguma forma. Em princípio, se houver espaço e eles estiverem bem posicionados, seus dentes devem nascer sem problemas.

      1. Desde ontem, a gengiva já não incomoda. Estou começando a achar que, ao invés de siso, esse incômodo se deu por causa do meu problema com bruxismo. Já tenho bruxismo há um bom tempo, e estou agora passando por um momento de stress e ansiedade muito grande. Acordo sempre pressionando os dentes. Li que um dos sintomas mais comuns é a dor de cabeça, o que venho sentido e que inicialmente associei ao siso. Vou procurar um dentista na próxima semana independente de ser siso ou não, mas queria saber, há também a possibilidade de ser apenas o bruxismo, não é?

        1. Sim, possibilidade há. Mas considerando o local do problema e a sua idade, ainda acho mais provável que sejam os sisos, ou uma associação dos problemas.

  170. Dra, depois que eu arranquei 2 dentes do siso ficou acumulando comida no local. Eu estava todo dia sempre limpando com um palito com algodão na ponta, mas hoje percebi que tem um buraco, que eu acho que era onde o dente estava, acho que não sarou como deveria e ficou um buraco acumulando comida. Estou preocupada com algum tipo de infecção. O que eu posso fazer? Daqui a 4 dias vou voltar ao dentista para retirar os pontos, mas já estou preocupada. Isso é normal? Como se resolve?

    1. O “buraco” é assim mesmo, Kely. Pode levar semanas pra gengiva se fechar por completo (até meses em nível ósseo). Apenas continue mantendo o local limpo, em princípio é o suficiente pra evitar infecção. Use uma seringa (sem agulha) com água pra higienizar, deve ajudar.

  171. Oi Ana!
    Eu voltei aqui pois extrai os 4 sisos ontem, foi uma cirurgia tranquila (tirando a dor de cabeça insuportável que eu tive bem no meio da extração, mas com 20 minutos passou e eu pude continuar), acontece que ontem foi bem tranquilo, não inchou nem nada, não tive dores, nada, mas hoje eu acordei com o rosto bem inchado (meu rosto esta quadrado heeeelp), parece que tenho duas bolas na boca que me impedem de fechar e abrir a boca, e incomoda bastante pra engolir, nao sinto quase nenhuma dor, mas quero saber se pode ser infecção, tenho muito medo porque é muito dificil limpar o local (minha dentista me disse para passar clorexidina) e eu estou tendo mau hálito, será que só essa clorexidina vai limpar o local? E quais são os sintomas de infecção?

    1. Amanda, o edema (inchaço) é esperado e não revela nenhum problema, necessariamente (ainda mais se você extraiu os 4 sisos de uma vez, seria estranho se não inchasse 😉 ). Se houvesse infecção você sentiria dor, pode ter certeza. Então, me parece que vai tudo bem. A clorexidina deve dar conta do que você não conseguir limpar, e o mau hálito é comum e se deve à proliferação de bactérias anaeróbias (até pelo fato de você ficar mais com a boca fechada na fase pós-operatória). Apenas continue seguindo as orientações da sua dentista, vai dar tudo certo.

  172. Olá. Há um ano atras eu coloquei aparelho por conta que meus dois dentes da frente eram tortos. Só que agora, dois anos depois, o meu primeiro dente siso está começando a nascer, não sinto dor nenhuma, porém na minha boca não tem mais espaço nenhum e por conta dos dentes sisos estarem nascendo, vários outros dentes meus estão começando a entortar, um começando a ficar por cima do outro, eu não quero que eles entortem. Será que eu posso arrancar os quatro dentes sisos de uma vez só, mesmo com somente um estar nascendo, e os outros três não?

  173. Boa noite!
    Eu usei aparelho fixo durante alguns anos, pois quando eu era criança tinha os dentes tortos e os dentes frontais eram pronunciados para a frente. Gostaria de saber se, com a extração de dois sisos de um lado do rosto, estes dentes que foram “consertados” ficarão tortos novamente por conta do espaço que haverá de sobra lá atrás. Obrigada.

    1. Não, isso não vai acontecer. Se houver espaço “sobrando” lá atrás, seria até bom, considerando que você tinha os dentes projetados.

  174. Se eu tiro dois sisos de um lado, eu tenho obrigatoriamente que tirar os dois sisos do outro lado? Pois os dois primeiros que me foi recomendado tirar apresentam problemas, mas os do outro lado do rosto parecem normais e sem problema algum. Eu tenho que tirar os saudáveis que estão do lado direito apenas porque tirei os não saudáveis do lado esquerdo? Obrigada.

    1. Não, não há essa obrigatoriedade. Cada dente deve ser avaliado de forma isolada e, também, quanto à relação dele com os demais. Se houver indicação de extração, ok, se não, fica onde está.

  175. Boa noite.
    Tenho 16 anos e to com medo da retirada do siso. Hihi
    Eu farei a cirurgia em julho (férias), “perderei” as férias com essa cirurgia ou aproveitarei normal ?
    Obrigado.

    1. Acho que nem uma coisa nem outra, Felipe. Você deve ficar mais ou menos 1 semana “de molho”, depois, vida normal. 🙂

  176. Ola Doutora! tenho uma dúvida, faz 48 horas que extrai meu dente do siso inferior, e estava semi incluso… acabei tirando um outro que estava na frente, o qual estava todo estragado por ele, com muita cárie, hoje estou com a bochecha ainda inchada e dura ao toque, isso é normal? E queria muito higienizar a boca mas nao consigo, porque mal mexo a boca pra fazer um leve bochecho, sinto dor no local, parece que esta rasgando, mas nao esta sangrando nem nada mais, sangrou no primeiro dia, até durante a noite, hoje ja nao, isso é normal? Esse inchado? 🙁 O inchado do dente pode durar muito tempo? OBRIGADA!

    1. Sim Priscila, os sintomas que você relata são bem comuns. Em mais ou menos 1 semana você já deve estar ok. 🙂

  177. Extraí o dente siso inferior do lado direito, em março de 2013. Nunca me arrependi tanto de algo que tenha feito. Desde então sinto dores horríveis na face direita. Procurei vários dentistas, já fiz dois canais do lado direito e a dor persiste. Fiz outra cirurgia agora em março de 2014 (um ano depois), fiz raspagem e enxerto ósseo. Deu tudo certo, graças a Deus. Porém a dor persiste e piorou. O dentista detectou que são trismos. Mas não aguento mais de dor. Dói toda noite e tem dia que dói durante o dia também. Isso é normal? Quanto tempo pode durar o trismo? Estou tomando relaxante muscular de 12h em 12h, não adianta nada. A dor só para com lisador ou nimesulida. Mas isso não vai sarar. Não aguento mais. É insuportável.

    1. Pollyana, certamente não é normal. Considerando que você fez outra cirurgia recentemente, o trismo (dificuldade de abrir a boca) se justifica. Quanto aos outros sintomas, é preciso investigar com mais critério… sugiro que você procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra fazer uma avaliação.

  178. Oi Ana!
    Eu tenho 15 anos (faço 16 mês que vem) e faço tratamento na minha dentista desde os 7 anos, no inicio do mês ela me pediu uma documentação completa (já que a minha era de 2006) e no raio X apareceram os 4 sisos inclusos, minha cirurgia já está marcada, vou tirar os 4 de uma vez, mas será que por eu ser mais nova vou ter mais complicações? Quanto tempo eu devo ficar com dificuldades para comer e escovar? Minha dentista me garantiu que vou sentir o mínimo de dor no pós operatório e durante tambem, pois ela vai me dar remédios e lógico a anestesia, mas ainda assim estou com bastante medo. O siso incluso é mais complicado por que?

    1. Amanda, pelo contrário, na sua idade as raízes dos sisos ainda não estão completamente formadas, e isso facilita a extração. Geralmente o tempo de recuperação é de 1 a 2 semanas, depende da pessoa. O siso incluso não é necessariamente mais complicado, varia com o caso.

  179. Olá Dra!

    Extraí dois sisos há um mês mais ou menos. Foi um pós operatório bem dolorido, com uma infecção inclusive. Passado esse tempo, nada mais de dor, mas três sintomas que ainda incomodam um pouquinho.

    – ainda sinto um pouquinho de dor ao forçar a mandíbula, comendo alguma coisa muito dura.

    – no siso superior, ficou uma “ponta”, que dói quando aperto. É normal?

    – no siso de baixo, o buraco está fechando, mas uma carne mole está no lugar. É como se ela estivesse presa só por um lado. Difícil até explicar, as vezes parece um pedaço de alimento, mas quando vou limpar vejo que é essa carne estranha que cresce ali.

    Tenho consulta marcada para próxima semana para retirar os outros dois sisos. Mas será que esses três inconvenientes são normais?

    Obrigada.

    1. Gabriela, os sintomas que você relata são bem comuns, não me parece que haja nada anormal. A mandíbula pode ficar meio rígida por algumas semanas e a gengiva demora um pouco pra ficar “plana”. A “ponta” que você relata provavelmente se trata de uma região óssea que ficou mais proeminente após a extração, mas isso, também, deve desaparecer com o tempo.

  180. Dra… estou ha anos criando coragem para extrair meu siso que está metade para fora e outra para dentro… estou sofrendo muito… enfim tirei o raio x… me programei toda para arrancar… daí o dentista me diz que não pode pois tem que ser um bucomaxilo… ai Deus estou com medo novamente… me ajude por favor… quantos dias é de recuperação… me ajude!!!

    1. Renata, provavelmente a posição do seu siso não é muito favorável, por isso seu dentista sugeriu um dentista cirurgião bucomaxilofacial. Mas não se preocupe, pra você não muda muito. A recuperação costuma ser de mais ou menos 1 semana.

  181. Oi, novamente 🙂 Obrigada por responder a minha pergunta.
    Eis que surgiu um imprevisto, o dente superior está bem inflamado, como se tivesse “magoado” o local, doi quando agua entra em contato e queima um pouco. Andei pesquisando e estou com medo que seja alveolite, não tem como eu visualizar direito mas dá pra ver uma bolhinha com um pontinho branco, não sei se é pus, vou no dentista só na sexta após o feriado e não sei o que fazer, dói, já tomei medicação e não passa e nem melhora, essa “inflamação” surgiu cerca de 2 dias depois da extração, a boca está com um pouco de mau hálito, não consigo abrir (quase nada), será que é alveolite ? Acho que talvez possa ser a seca, o que o dentista fará ???
    Comprei Periogard e passo uma vez ao dia, pode ser ?
    Outra questão é o “trismo”, já tem 5 dias de feita a cirurgia e minha não boca não abre ! Dói muito abrir, ela só está abrindo um pouco mesmo, mais ou menos o espaço de uma colher entrar, mais que isso dói, não quero forçar tentando abrir mas estou muito preocupada, isso vai sair ?? Vou ter que fazer fisioterapia ? E qual seria ela ?? Tem cura, certo ?
    Doutora muito obrigada desde já !
    PS: Já posso mastigar alimentos ?

    1. O “pontinho” branco pode ser uma fístula, Pâmela, o que significaria infecção, portanto pode ser alveolite, sim. Se for, não deve ser do tipo seca, mas sim purulenta, e aí o dentista costuma fazer uma curetagem (limpeza local). Sim, o Periogard ajuda a manter a higiene e controlar a infecção. O trismo é comum no pós-operatório de extrações do siso, mas costuma ser um sintoma passageiro apenas. Massagem local e compressas quentes podem ajudar. Sim, se você se sentir bem, pode mastigar normalmente (na medida do possível).

  182. Olá, Ana. Meus sisos começaram a nascer faz um tempinho e acho que eu demorei pra ir no dentista. Fui essa semana, quando notei que o inferior esquerdo começou a incomodar – meu dentista disse que infeccionou um pouquinho a gengiva. Parei de mastigar do lado esquerdo e acho que está melhorando.
    Está difícil de marcar a extração e eu sinceramente estou meio impaciente com isso (tenho meus compromissos mas fico esperando a boa vontade do profissional). Portanto, gostaria de saber de duas coisas: 1 – se os sisos podem entortar minha mordida E, 2 – se depois da extração, eu vou poder falar normalmente, porque dou aula para crianças e por isso preciso ver o dia certo para marcar a cirurgia e procurar por substituição caso eu esteja impossibilitada de dar aula…

    Muito obrigada!

  183. Olá Doutora. Como é bom ter você para sanar nossas dúvidas! Essa é minha segunda pergunta… rs Acontece que estou usando os elásticos intra-orais, de cima (bandas) até embaixo, e estou ainda no tratamento ortodôntico. Comecei a sentir muitas dores, nos últimos dentes, inclusive, houve uma inflamação lá atrás e meu dentista disse q é o siso e vou ter q tirá-los. Mas pode tirar os sisos assim no meio do tratamento? Tratei com dois ortos e eles diziam sempre no final, agora vou tirá-los no meio, tudo bem isso? Obg.

    1. Luis, pode sim! Os sisos podem ser removidos antes, durante ou depois do tratamento ortodôntico. Depende do caso.

  184. Oi, gostaria de sabe posso comer o sorvete ou o alimento pastoso diretamente no local feito ? Quero dizer pode encostar o alimento no dente retirado ou não ? E qual tipo de limpeza devo fazer ? Eu estou escovando o lado que não foi extraído e passando devagar nos dentes perto do local. Em relação aos pontos, meu dentista não falou nada de voltar lá para retirar, eu não estou conseguindo abrir a boca direito e não estou fazendo nenhum tipo de esforço para “cair” os pontos, o que devo fazer ? Como eu posso limpar ?

    1. Pâmela, sim, o alimento pode entrar em contato com o local da extração, nem há como isso não acontecer. Continue com a higienização como você tem feito, com a escova mesmo e com muito cuidado. Você pode usar um cotonete umedecido pra ajudar, também. Sobre os pontos, eles geralmente são removidos depois de 1 semana da extração. Entre em contato com o seu dentista pra agendar a remoção deles.

  185. Olá doutora,

    Fiz a remoção dos sisos lado esquerdo há 12 dias, no começo deu tudo certo, mas após 5 dias começou uma dor terrível e intensa que nem o torsilax junto com o spidufen 600 mg faziam mais efeito, não consegui dormir por 3 noites e foi assim até eu mudar de remédio (ibuprofeno 700 mg).
    Hoje não dói mais, mas sofri tanto que não estou mais com coragem de extrair o siso faltante. Portanto, pela minha experiencia eu digo que sofri sim E MUITO com o pós operatório dos sisos.

  186. Olá, tenho 17 anos e meu maxilar “travava” algumas vezes, há 3 anos atrapalhando a abertura da minha boca, mas logo voltava ao normal, porém recentemente ele “travou” e não voltou ao normal.
    Passei 1 mês assim até que comecei a sentir dor ao mastigar alimentos duros e resolvi ir à uma cirurgiã dentista. Ela me passou uma radiografia panorâmica e me disse que essa difusão na atm é devido aos meus sisos que não tem espaço para nascer. Terei que arrancá-los! O problema é que sou neurótica e a cirurgia nem foi marcada e minhas noites de sono já não são as mesmas. Estou “morrendo” de medo de algo dar errado, de sentir muita dor (principalmente porque o que mais me assusta é justamente a anestesia) e de ter alguma complicação no maxilar ou não resolver o problema. Obs. Ela me disse que serão 2 cirurgias de 1 hora e meia cada.
    Estou desesperada! Quais as chances de dar errado? Resolverei meu problema no maxilar? E quanto a dor? Será que é loucura eu querer uma anestesia geral?

    1. A chance de “dar errado” (seja lá o que isso signifique) é mínima, Jenifer. Se você é saudável, sua dentista respeitar os aspectos técnicos e você seguir todas as orientações pós-operatórias, não tem razão pra nada dar errado. Sua ansiedade é compreensível, mas anestesia geral, embora possível, é uma última alternativa… existem outras mais simples e que ajudam a controlar a ansiedade do paciente, como a sedação. Converse com sua dentista a respeito.

  187. Boa tarde, Dra. Ana, meu nome é Paula, tenho 18 anos e ainda não me nasceram os sisos, nenhum deles (nem sinal por enquanto), porém tenho algumas dúvidas, eles podem não nascer? Ou posso removê-los já? E dói para removê-los?
    É que normalmente as anestesias não pegam (muito bem) em mim e acabo sentindo os procedimentos… fiz canal em um dente molar e acabei sentindo maior parte do procedimento. Fico bastante nervosa nos procedimentos… transpiro bastante, tremo muito… enfim. Também gostaria de saber se posso tomar um sedativo para não ficar agitada?
    Obrigada pela atenção e desculpe tantas perguntas. 🙂

    Sem esquecer de referir que tenho muito medo de cirurgias!
    Fiz duas, tive minha filha (parto normal), foi bom por vê-la, mas lá a anestesia falhou pois eu estava com febre e uma pré-eclampsia. E a outra cirurgia foi para retirar uma unha encravada, mas também falhou e acabei por sentir o procedimento. :’( Acabei ficando muito medrosa. :’( :’(

    1. Paula, sim, eles podem não nascer. E, mesmo não nascendo, pode estar indicada a extração deles. É questão de procurar um dentista pra avaliar. Sim, é possível tomar um sedativo (além de outras técnicas de sedação que podem ser utilizadas, como o “gás”), mas não faça isso por conta própria, converse com o se dentista pra que ele prescreva algum medicamento nesse sentido.

  188. Olá, tenho 15 anos e meus dentes sisos já estão dando problemas. É que começaram a incomodar, pois eu comecei a morder errado, mordia praticamente na bochecha do lado de dentro e com isso começava a ficar inchado e doía em cima do siso, pois ele esta começando a nascer. O dentista que fui me recomendou arrancar os 4, os de baixo que estão nascendo e os de cima que já estão grandes. Não sei ao certo se realmente preciso arrancar os 4 e estou com medo de arrancar todos. O que de fato poderia fazer?
    Abraços!

    1. Ellen, não posso afirmar que você precise extrair os 4 sisos sem examinar você, mas se o seu dentista avaliou dessa forma, creio ser o necessário. Não precisa ter medo, o procedimento é feito com anestesia local, e você não precisa extrair os 4 de uma vez… geralmente recomendo que se faça 2 de um lado e depois de pelo menos uma semana, 2 do outro. É mais confortável para o paciente.

  189. Olá, eu tirei o siso ontem dia 20 na parte na manha, na parte da tarde achei estranho que a anestesia no queixo, no labio inferior e na lingua do lado esquerdo não tinha passado ainda, liguei para a dentista e ela me disse que podia ser a parestesia, voltei na dentista hoje pela manha e ela me passou complexo B, pois ainda não passou a sensação de dormencia e formigamento, leva quanto tempo para passar essa sensação, ou eu corro o risco de não passar?

    ME AJUDE POR FAVOR!!!

  190. Amanhã irei tirar meus dentes sisos, um de cima e o outro de baixo, doi a retirada? E a recuperação? Quais são os cuidados que devo tomar? Estou apavorada!! Tenho 15 anos e estou com bastante medo.

    1. Não dói não, Geovanna… é tudo feito com anestesia local. A recuperação pra algumas pessoas é mais fácil e pra outras mais difícil, de qualquer forma, nada que não possa ser controlado com analgésicos. Leia o texto, está bem explicadinho. 🙂

  191. Dra., retirei os dois sisos do lado esquerdo no dia 08/03/14, hoje é dia 20/03/14 e ainda sinto dor no maxilar, seio da face esquerda, latejamento nos dentes próximos a extração, isso é normal? O que devo fazer para amenizar o incomodo?
    Obrigada!

    1. Certo incômodo ainda pode ser esperado, Sulamita. Algumas pessoas demoram mais pra se recuperar, principalmente se as extrações foram um pouco mais difíceis. Se você achar necessário, não hesite em entrar em contato com o seu dentista pra reavaliar… às vezes é só questão de adequar a medicação analgésica.

  192. Oi ANA,

    Primeiramente, gostaria de parabenizá-la pelo fórum. Pode ter certeza que acalma bastante os leitores que, se estão buscando por essa ajuda aqui no Google, deve-se a um estado de preocupação além do normal… como é o meu caso!!rsrs

    Extraí o siso inferior direito no sábado, dia 15/03 (isso com quase 30 anos… rsrs), pois até então ele não havia rompido a gengiva e só inflamava (só tenho esse “maldito” siso).
    A cirurgia foi tranquila, menos de 1 hora ele já havia sido retirado sem complicaçoes. No entanto, já se passaram 4 dias e ainda nao consigo abrir minha boca direito, com isso, nao consigo sequer escovar os dentes (e estou usando Periogard para ajudar na higiene).
    Sou fumante e, apesar da recomendação de ficar 1 semana longe do cigarro, mal consegui ficar 1 dia… porém, diminuí muito o uso do tabaco. Voce acha que isso pode estar interferindo na cicatrização?
    Nao sinto dores na regiao (somente uma grande ingua na parte de baixo da mandíbula) que estou tratando com antibiótico e anti-inflamatório (como nao tenho amigdalas, me falaram que essas inguas são normais e até desejáveis no processo). O fato é que preciso voltar ao trabalho e com esse mau hálito vai ser complicado! “/

    Desde já, lhe agradeço!!

    1. Sim Denis, fumar, mesmo que menos que o habitual, atrapalha bastante a cicatrização. Por outro lado, os sintomas que você relata são bem comuns e não me parece que haja nada fora do esperado. Aos poucos você vai conseguir abrir a boca pra higienizar melhor, procure fazer compressas mornas e massagem na lateral do rosto.

  193. Olá Ana!

    Eu fiz a extração dos dois sisos do lado direito na quinta-feira (13/03/14), é prejudicial eu fazer luzes no sábado (15/03/14)?
    Minha mãe disse que pode dar uma hemorragia, que não pode usar chapinha e nem secador.

    Aguardo um retorno,

    Obrigada :*

    1. Fernanda, pode fazer sim. Mas sua mãe até que não está errada, só um pouquinho exagerada ;). Se você usar chapinha / secador, evite direcionar o calor pra região da bochecha do lado direito, é mais questão de bom senso, mesmo. Não é nem pela chance de sangramento, é mais pra não inchar, mesmo.

  194. Tenho 4 dentes siso, todos nasceram mas nao por completo, pois nao tem espaço suficiente, sinto dor de cabeça, sinto dores até no olho esquerdo. O dente siso pode prejudicar o osso?
    Me ajuda.

    1. Quando não há espaço para os sisos nascerem, é mais provável eles prejudicarem outros dentes, Vivianne. A maior chance é a de reabsorção das raízes ou até da coroa do segundo molar (o dente que está exatamente à frente deles). A parte óssea seria prejudicada em caso de dificuldade de higienização / presença de tártaro, levando a um problema periodontal. Procure um dentista pra avaliar a necessidade de extração ou de algum outro tipo de intervenção.

  195. Ola Ana, tudo bem… voltei para agradecer… e dar os parabens pela atitude em responder a todos… ja que vc esta respondendo este post desde 2011… caramba… parabens mesmo!! Vc deve ser uma grande profissional!! Bjs

  196. Olá Ana, procurei em inúmeros casos acima e não encontrei nada relacionado a minha dúvida.
    Meu caso é o seguinte: extraí um siso incluso e na horizontal, sendo que a cicatrização ocorreu tudo bem e etc. Mas estou com meu maxilar travado com + ou – 2 centímetros, e já faz 13 dias desde a cirurgia, sendo que desde o terceiro dia que não progrediu absolutamente nada ou seja, faz 10 dias que não progrediu nada em relação a abertura.
    Minha dúvida é de até qts dias dura o trismo? E se é normal o avanço simplesmente cessar?
    Mt obrigado pela atenção.

    1. Alan, o trismo é um sintoma pós-operatório bem comum, e pra algumas pessoas pode se estender por semanas após a extrações dos sisos. Nem sempre requer tratamento, mas considerando que a causa geralmente é o inchaço da região e uma certa rigidez muscular, compressas quentes e massagem local podem ajudar.

      1. Muito obrigado… menos de um dia para minha resposta.
        Parabéns pela iniciativa, tendo em vista o número monstruoso de perguntas acima… rsrsrsrs… td de bom e muito obrigado.

  197. Olá Ana, vou explicar do meu jeito e vc vai entender… eu axo! rs… fiz uma panorâmica e a pessoa q fez me chamou até na tela do computador onde estava a imagem dos meus dentes e disse… vc vai arrancar o siso? E disse q sim! E ela falou q 1 dos meus dentes do siso passa por um nervo e q talvez fique sem sentir… é realmente perigoso isto?

    1. Evandro, a pessoa que fez a tomada radiográfica é dentista? Se for, ainda “vá lá”, embora quem tem que julgar isso é o SEU dentista, que requisitou o exame. Sim, quanto mais próximas estão as raízes do siso no nervo que passa loga abaixo delas, maior a chance de uma parestesia (perda temporária da sensibilidade na região). Mas isso é uma possibilidade, não uma certeza.

  198. Oi Ana, olha só, eu tenho 20 anos e esse ano faço 21, claro, não da de passar do 20 para o 22 né, haha mas enfim, tenho os dois dentes do siso inferiores, eles até já nasceram, apontaram bem bonito, um tá meio tortinho, mas nada que me prejudique em algo, nem entortou os outros dentes nem nada, só que eu tava a fim de tira-los, porque o que mais me incomoda é a escovação, porque ele é la no fundo né, e ai o problema vem agora, eu sou meio “cagão” pra esse tipo de coisa, tenho muito medo, nunca entrei em um hospital e nem em um dentista para a extração de dente, morro de medo, mas se tem uma coisa que eu sou chato é pra cuidar dos meus dentes, até porque eu acho que uma pessoa com um sorriso lindo, atrai muita atenção! Mas o que você me aconselha, tiro ou não? E os meus dentes do siso de cima não vão mais nascer, né? Porque minha mãe não teve os dentes de cima, minha irmã também está livre deles, e meu pai não teve nenhum, eu fui o “azarado” de ter os inferiores, mas sortudo de não te-los inclusos (eu acho que não são né, pois estão pra fora), mas me diga o que você aconselha? Muito obrigado e desculpa faze-la ler tudo isso.

    1. Junior, me parece que não há indicação, em princípio, para a extração desses sisos, a não ser a ausência dos superiores (o que deixa os inferiores sem função alguma) e o problema da higienização, mesmo. Acho que a questão é você decidir o que prefere: extrair e não se preocupar mais com a limpeza desses dentes ou enfrentar o medo e se livrar deles e da dificuldade em higienizá-los. Se você optar pelas extrações, não deve ser muito complicado, afinal os dentes já nasceram.

  199. Oi Ana!

    Parabéns pela matéria! Da pra perceber a sua marca de bom humor, algo que acredito ser indispensável nas pessoas e principalmente em sua profissão. Postar os seus sisos extraídos FOI O MÁXIMO!
    Tenho 4 desses “benditos” que estão marcados para serem eliminados da minha boca amanhã (12/02/14). Espero que ouça o meu clamor a tempo, hehe.
    Um eu acredito que esteja inflamado e sai uma secreção que nao tem um cheiro legal. A dentista negou estar infeccionado e disse que essa secreção é normal. Meu receio é que a anestesia nao de muito certo e eu sofra de dor na extração. Sem contar que o dentista que fará o procedimento marcou para extrair três em um único dia! O 4º pela radiografia panorâmica apareceu nascendo inclinado, e seria necessária uma cirurgia em outro consultório, porém eu percebi que ela já apontou conforme os outros 3, nao parece estar tão torto, talvez tenha resolvido se endireitar, ou seja, pode ser que eu extraia todos de uma vez! Estou com receio. O que você acha disso tudo?

    Grato e até mais…

    1. Obrigada, Alisson. 😉

      Parece que a gengiva está um pouco inflamada mesmo… mas se não há infecção, tudo ok, não vejo razão pra anestesia não dar conta do recado. Sua ansiedade é compreensível, ainda mais com várias extrações marcadas para o mesmo dia. Mas vá tranquilo, complicações são exceções. 😉

      1. Oi Ana!

        Novamente agradeço por ter me respondido. Olha, ontem eu fui na consulta! Por receio de extrair os 4 o dentista acabou extraindo apenas um. Disse que estava atrasado para a próxima paciente e blá, blá, blá… Enfim. Claro que não achei tão ruim.
        Devo dizer que não senti dor, apenas algumas sensações desagradáveis causadas pela aplicação da anestesia, mas tranquilo.
        Cheguei em casa, fui repousar e capotei no sono. Quando acordei, minha boca estava com um quantidade relevante de sangue, incluindo dois coágulos em meio ao líquido. Acredito que isso seja normal neh!? TOMARA! hehe
        Vou confessar que estou fazendo aplicações de chá gelado de romã para contribuir na cicatrização.
        Hj eu fui dar uma olhada no espelho e a região esta acumulando uma pasta amarelada, inclusive usei um cotonete e de forma cuidadosa retirei bem por cima um pouco. O que poderia ser isso? Algum resíduo de algum alimento? Meu maior receio e que acumule algo no local e que cause alguma infecção. O que devo fazer? Proceder com alguma limpeza?

        Grato.

        Até mais…

        1. Parece que vai tudo dentro do esperado, Alisson. Como você deve ter dormido um certo tempo, havendo um sangramento, o sangue se acumulou. Mas se parou de sangrar, tudo bem, isso é o mais importante. A gengiva pode assumir cores “diferentes” e sim, às vezes aparecem uma secreções “estranhas”. Mas se esses sintomas não não são acompanhados de outros mais importante, como dor, grande inchaço (porque inchar um pouco é normal, também), febre, etc., sem problema. Você pode continuar usando o cotonete pra limpar, apenas não o introduza em nenhuma reentrância, faça-o apenas de forma superficial.

  200. Extrai o siso na quinta feira a tarde, depois disso comecei a ter muitas dores. Passei as noites de sexta e sábado acordada porque a dor era insuportável. Liguei para o dentista e ele receitou Toragesic 10mg, comecei o medicamento e nada de melhorar e hoje, domingo de manha, procurei um plantão odontologico. O cd tirou os pontos e falou que eu estava com alveolite e fez uma pastinha para colocar no local do siso, que por sinal era bem ardidinha. Ja tomei a primeira dose do antibiótico, gostaria de saber quanto tempo ainda vou sentir dor. Tem 5 horas que fui ao dentista e fiz esse procedimento e ainda continuo com essa dor chatinha. Afff… Estou até com medo de fazer a próxima extração, que será dia 18/2! Isso pode ocorrer novamente?

    1. Vanessa, com a proteção da “pastinha” no local e a medicação analgésica / antibiótica, você já foi tratada de acordo. Uma alveolite leva de 7 a 10 dias pra se resolver por completo, mas a dor vai diminuindo de forma gradual, estou certa de que a esta altura já melhorou bastante. Sim, infelizmente pode ocorrer novamente, por isso é importante identificar a causa, que pode ser: cuspir muito no pós-operatório, bochechos nas primeiras 72 horas, uso de contraceptivos orais ou uma infecção, mesmo.

  201. Meu depoimento:

    Ontem fui ao dentista retirar quatro dentes do siso de uma vez. O primeiro na parte superior no lado esquerdo foi bem difícil de sair por conta das raízes tortas. O segundo na parte inferior do mesmo lado foi até que tranquilo, apenas demorou bastante pois o dentista teve que serrar o maldito dente e retirar em pedaços… Até este momento a dor estava suportável. Na realidade, as regiões onde estavam os dentes do siso não doeram nada por conta da anestesia. O que doía e bastante era o “arregaçamento” da boca que o dentista fazia para poder operar. Lábios, céu da boca, outros dentes, bochecha… essas partes sim estavam sofrendo…. (sim, havia uma assistente)

    O terceiro dente foi o superior direito. Este foi extremamente rápido e tranquilo. O problema foi quando chegou o último, que era o inferior do mesmo lado. O dentista o deixou por último por julgar que esta remoção era a mais fácil, uma vez que ele estava bastante exposto. No entanto, este dente estava cariado, o que complicou bastante a operação, pois ele quebrava sempre que era puxado. Além disso, o dentista disse que estava difícil localizar o resto do dente que ficou.

    Como o tempo de cirurgia já estava extenso demais, ele resolveu parar e deixar o resto de dente que sobrou para outra sessão. Nossa, nesse momento eu senti uma alívio total! Já não aguentava mais de dor ao redor da boca. Além de que o efeito da anestesia já estava passando e eu não parava de salivar.

    Agora quase tudo em minha boca dói: os locais onde estavam os dentes extraídos, minhas bochechas, meus lábios, até minha garganta – isso é o que tem sido mais incômodo, pois o dentista pediu para eu não cuspir e sim engolir a saliva. Além de que beber qualquer coisa acaba sendo algo bastante desagradável, pois inevitavelmente passa pela garganta (ou seria o palato mole que dói?)…

    Ainda tenho meio dente do siso cariado para retirar e vou dizer que essa foi uma experiência pra lá de ruim!

    Se eu fosse sugerir algo é que retirem dois dentes no máximo por sessão!

    Um abraço!

    1. Obrigada pelo testemunho, Ken. Realmente, o maior problema de se extrair os 4 sisos de 1 só vez é o pós-operatório… porque quando dá tudo certo, beleza, mas quando não dá e o dentista precisa “mexer” bastante, a tendência é de um pós-operatório bem mais rigoroso. Enfim, fico aqui na torcida pra que tudo se resolva logo. Eu também acho que o melhor é sempre extrair 2 de um lado e depois 2 do outro. Até escrevi um texto sobre isso –> https://medodedentista.com.br/2013/12/e-possivel-extrair-os-4-sisos-de-uma-vez.html

  202. Arranquei ontem os meus 4 dentes de siso, tenho apenas 17 anos, os dois sisos inferiores estavam impactados, impedindo o 2 pre molar a nascer, a cirurgia foi um sucesso e rápida, o pior é o pôs operatório, sangrou e salivei bastante, meu dentista indicou escovar os dentes, porém não consigo abrir a boca pois esta mto inchado, e hoje fui tentar colocar um enxaguante bucal e apenas deixei escorrer, sem bochechos, neste momento fiquei tonto e desmaiei, agr tenho medo de tentar lavar novamente, alguma dica, por favor ?

    1. Danilo, certamente o desmaio foi coincidência… você deve estar debilitado, e a própria ansiedade colabora pra essas coisas. Sem conseguir abrir a boca a higienização fica bem complicada mesmo… por outro lado, esse é um sintoma bem comum nos pós-operatório. Se já fizer pelo menos 72 horas das extrações, você pode usar o enxaguante de volta, ou uma seringa (sem agulha) com água pra ajudar na higienização. E assim que sua boca for abrindo, escove os dentes ao lado e use um cotonete pra limpar as áreas das extrações superficialmente.

  203. Olá tirei o dente do siso de baixo… minha consulta durou 4 hs… o medico cortou o dente… ai ficou mexendo e não conseguiu tirar a raiz… ai fez um curativo e deu ponto… me passou 3 remédios. Os pontos estão doendo pq ele pegou a bochecha… estou com muito medo, ele tirou 3 raios X. Qual será o próximo procedimento? Estou com muito medo, tenho até crise de choro… me ajudem.

    1. Gisele, por que você está com medo? Às vezes, quando o dentista julga que pode ser mais prejudicial para o paciente continuar tentando tirar uma raiz, ele pode simplesmente deixar o fragmento onde está, e isso não significa prejuízo, necessariamente, para o paciente. Basta acompanhar o caso por um tempo, geralmente não há mais transtorno. Os pontos muitas vezes incluem a bochecha também, depende da incisão (corte) que foi necessário fazer. Incomoda bastante, mas após a remoção dos pontos o incômodo vai embora. Enfim… não tenha medo, não fique ansiosa e NÃO CHORE. Pelo seu relato, me parece que está tudo sob controle. 😉

  204. Olá, eu terei que arrancar um siso que nasceu deitado, o problema piorou depois que usei aparelho, me deu problema de ATM, enfim disseram que seria complicado por estar tombado, sinto mta dor dos dois lados, em especial nos ouvidos, doi demais, uma sensação de pressão e zumbido, será que por ele estar nesta posição pode ser dificil a extração, sentirei dor? Terá que no caso raspar ou quebrar o osso? Morro de medo de piorar meu quadro. Ja passei por varias avaliações ha mais de 3 anos e não aguento mais esperar, choro demais. Me da uma ajuda.

    Grata, beijos 😉

    1. Aline, não espere mais! Pelo jeito esse siso já deu bastante problema, e deve continuar incomodando se não for removido. Considerando que ele está deitado, provavelmente deve haver um pouco de osso cobrindo ele, e será preciso sim remover esse osso. Mas não fique pensando nisso, pra você não muda nada, a cirurgia é um pouquinho mais difícil para o dentista e pode ser que você fique um pouco mais inchada no pós-operatório… mas só. A anestesia continua sendo local e o procedimento muito parecido. Não acho que extrair o siso vá piorar o seu quadro, pelo contrário… elimina-se aí a causa de todo o problema.

  205. Dra. Ana,

    Amei seu blog! Já tenho 3 cisos e certeza que precisarão ser extraídos.
    Gostaria de saber se existe alguma anestesia para “dormir” durante o procedimento. Já ouvi falar sobre a anestesia por “inalação”. Existe? É confiável? Tem contra-indicação? Infelizmente tenho ansiedade (demais, clinicamente comprovada) e preciso de algo para não ver a cirurgia.
    A Dra. tem indicação de um bom cirurgião em Ctba? Pode ser você mesma 🙂 Obrigada desde já 😉

    1. Luana, eu acho que a analgesia inalatória com óxido nitroso seria uma ótima opção no seu caso. Você não dorme, fica consciente, mas a ansiedade diminui e ocorre um relaxamento geral, além da sua percepção à dor diminuir. Sim, é confiável e, de forma geral, não há contraindicação. Eu não trabalho com cirurgia, mas conheço ótimos colegas aqui em Curitiba que trabalham. Eu não estou certa se algum deles atende com sedação, mas aqui –> http://cfo.org.br/servicos-e-consultas/Habilitacoes/?cro=PR&habilitacao=1&nome=&inscricao= você pode verificar. Indico, então, a Dra. Mariana Schaffer Brackmann, que é cirurgiã buco-maxilo-facial. Contato: IORC 41-3026.1234 (cai na central de atendimento, há clínicas no Alto Boqueirão, Sítio Cercado e Centro). 🙂

  206. Oi Dra Ana Tokus…
    Tenho 20 anos e tenho que extrair dois dentes: um 2º molar e um 3º molar. Um desses (o 2º molar) foi um canal que caiu… e o outro foi cárie mesmo. Sendo que meus dentes começaram a se quebrar, principalmente esses dois… Minha dentista disse que meus dentes são muito fracos, e o fato de eu ter utilizado um branqueador contribuiu com a destruição dos meus dentes… Acontece que só poderei ir ao dentista agora daqui a 6 dias, e meu 3º molar doi muito. Tenho medo que dê, sei lá, alguma infecção, já que está bem cariado e dói tanto. A senhora acha provável??? Outra coisa, nesse molar que dói pra caramba tem aquela capinha de gengiva por cima (acho que o nome é pericoronarite)… Aí foi que fedeu… Porque essa gengiva tmb dói pra caramba… Mas a questão é: quando meus dentes forem tirados, o que pode acontecer com essa capinha? Tipo, ela volta pro lugar, terá que fazer uma cirurgia a parte para tira-la tmb, ela para de doer…
    E pra completar a situação, a minha dentista entrou em licença e vou ter que fazer o procedimento com outro profissional, que nem conheço… Tô morreeeeeendo de medo!!!
    Olha Dra., eu admiro bastante a senhora e seu empenho nessa página. Como a senhora se esforça pra responder todo mundo!!! Parabéns!! Continue assim… 😉

    1. Ainoã, a possibilidade de infecção existe. Mas me parece que, por enquanto, é mais um quadro inflamatório agudo, mesmo. Em caso de pericoronatite, a extração do dente, em si, já resolve o problema, pois a causa da inflamação (o acúmulo recorrente de resíduos alimentares sob a gengiva) é removida. A gengiva é suturada e pronto, não há necessidade de outra cirurgia depois.

  207. Ola Ana!!!
    Em 2009 aos 4 meses de gestação foi necessário extrair o siso inferior esquerdo. Estava todo quebrado.
    O superior esquerdo desceu e esta abaixo da “linha” dos outros e tb esta todo quebrado. Sera necessária a extração, e pra ficar melhor tenho um dente extra atras deste siso que tb terei q extrair. O meu medo é que agora eu tenho uma cirurgia cardíaca feita em agosto de 2013, 5 meses. Estou tomando antibiotico pois devo tomar 5 dias antes e 5 dias dps da extração. Estou apreensiva…
    E na 1° extração fiz a radiografia panoramica. Dessa vez o dr não pediu (na 1° fiz com uma bucomaxilo). Pode ser feita uma radiografia “normal”??
    Devo fazer na terça dia 14, pois sera o 5° dia do antibiotico.
    Me dê uma luz please please!!!!!!!

    1. Danielle, se o seu dentista e o seu médico estão cientes da sua história clínica e você está medicada de acordo, não vejo razão pra se preocupar. Que tipo de cirurgia cardíaca você fez? Sim, é possível fazer a extração com base em uma radiografia periapical, não precisa ser panorâmica, embora a panorâmica que você fez em 2009, dependendo da sua idade, ainda pode ser útil.

      1. Eu coloquei uma prótese biologica da valvula mitral.
        Ah sim. Eu tava com 26 anos e agora tenho 30.
        Como nao sera feita no mesmo local da anterior nao sei se tenho acesso a radiografia. Mas visto que isso nao implica, fico aliviada (um pouco, pois estou meio tensa rs)
        Muito obrigada e tenha uma otima semana. Volto dizendo como foi ainda essa semana. Bjuxxxxx

        1. Fico aguardando notícias, Danielle. Sua cirurgia é “antiga”, então não deve interferir em nada. Estaria contraindicada a extração dentária caso sua cirurgia tivesse menos de 6 meses, apenas.

  208. Oi doutora, tenho 22 anos, e tenho um siso cariado ja faz mais de tres anos, a carie começou na lateral do dente, o dente começou a ficar bem esbranquiçado na lateral do esmalte e começou a quebrar uns pedacinhos e deixou a dentina exposta, q é a parte mais fragil, e as bactérias atacaram e assim começou minha carie e ela ja acabou com a metade do dente, mas quando eu descobri q isso tava sendo um processo de inicio de carie ja foi tarde demais, e ja fui no dentista uma vez extrair e n deu, a dor foi realmente insuportavel mesmo com anestesia, e o dente até hj nunca me incomodou, eu ainda vou de novo no dentista fazer mais uma tentativa de extração, mas o q sera q pode acontecer se eu deixar a carie acabar com ele?? Sera q ele cair com o tempo?? Pois ja faz mais de tres anos e nunca deu nenhuma dorzinha ou incomodo, outro medo q eu tenho se eu deixar é da carie pegar na mandibula com o tempo, sera q uma carie chega na mandibula?? E sera q o medo e estado psicológico na hora da extração influencia na dor?? As anestesias parecem q não fazem efeito, é muito estranho, eu tava querendo achar algum dentista q faça aquele processo de apagar a pessoa durante a cirurgia, acho q seria o unico jeito no meu caso, pq a dor é muito grande na hora de tentar extrair, mas nem sei se alguem ainda faz assim hj em dia, é isso ai doutora, agradeço desde ja pelos seus conselhos.

    1. Luiz, a anestesia “não pega” justamente porque há uma infecção instalada (ou seja, não que sua mandíbula esteja cariada, mas a infecção começada pela cárie já chegou na gengiva e no osso). Os tecidos em volta do seu dente estão inflamados, isso altera a acidez (pH) da região e a anestesia não age de acordo. É preciso procurar um dentista pra tratar a infecção e depois extrair o dente. Se você deixar como está não vai resolver nada, o que pode acontecer é a coroa do seu dente quebrar por completo é a raiz, infeccionada, ficar na gengiva, perpetuando a infecção. Não acho que será necessária sedação pra extrair esse siso, é só questão de controlar a infecção antes, mas sim, é possível usar sedação com gás (óxido nitroso), via oral e por outras técnicas.

  209. Olá tenho 48 anos e tirei ha 4 dias um dente incluso do ciso, foi o maior trabalho, ficou 3 dias sangrando, mas agora parou, só que ainda doi muito, parece que a mandibula está quebrada, será que tá tudo bem? Já faz 4 dias e ainda doi muito.

    1. Flavio, sua cirurgia é bem recente ainda, essa é a fase em que os sintomas são mais rigorosos. Mas se a dor não diminuir aos poucos ou até aumentar, pode ser sinal de problema, sim, e seria bom seu dentista reavaliar. O problema mais comum é a alveolite, mas não dá pra dizer que seja o caso pelo seu relato.

  210. Extrai o siso tem duas semanas, e tive inflamação, inchou bastante e tive que voltar no dentista para fazer a curetagem, com os antibioticos na segunda semana começou a desinchar, contudo, já vai fazer 4 semanas que o tempo do antibiotico ja passou, e na garganta ainda sinto uma bolinha, como se ainda nao tivesse totalmente curada, já consigo comer tudo, e não doi mais, porem ainda da p ver essa bolinha, devo voltar para ele passar mais antibiotico e sarar completamente? Ou isso é algo que vai passar agora naturalmente?

    1. Lucia, essa bolinha não significa, necessariamente, que ainda haja infecção. Considerando a ausência de outros sintomas importantes, creio que seja só aguardar, mesmo, não há necessidade de mais antibiótico. Se o quadro mudar, aí sim, entre em contato com o seu dentista pra reavaliar.

  211. Oi doutora, tenho 22 anos e faz 4 anos que conclui meu tratamento ortodôntico. Durante ele precisei retirar os 2 sisos da arcada inferior (que ainda não tinham nascido), ha uns 2 meses começaram a nascer os sisos superiores (um já erupcionou ha algumas semanas e o outro está prestes a erupcionar), gostaria de saber se posso esperar até minhas férias de janeiro para retirá-los, estou com medo que eles empurrem os demais dentes e atrapalhem minha mordida e enfim, eu perca todo o tratamento ortodôntico que já fiz, espero tua resposta obrigada (:

  212. Eu vou precisar tirar os dois sisos inferiores, e estava morrendo de medo! Depois que eu li esse post e os comentários, estou beeeem mais tranquila! Obrigada, beijooos :*

  213. Tirei os meus faz um dia. Os dois do lado esquerdo.

    Sou jovem, tenho 16 anos, então meus sisos não tinham raiz e são beeem pequenos. A cirurgia não foi muito simples, já que ele teve que tirar um pouco de osso e partir o dente em 4.

    O pós é bem tranquilo. BEM tranquilo, sério. Única coisa ruim até agora é que acho que vou ter parestesia perto dos lábios/embaixo dela.

    Façam a cirurgia o quanto antes. É tranquila e o pós também. Fiquei indignado após a cirurgia de quanto comentário ruim (e que não procede) que é encontrado na internet.

    Me desejem sorte quanto a essa parestesia hahahah

    1. Obrigada pelo testemunho, Vinícius 😉 (e boa sorte quanto à parestesia que, na grande maioria dos casos, é totalmente reversível e apenas passageira, mesmo).

  214. Doutora, extraí meus sisos na última sexta-feira (01), e de terça-feira para cá tenho tido febre alta (+- 38 e 39 graus), chegando a acordar no meio da noite para tomar analgésico. A pele em volta da mandíbula do lado direito do meu rosto está um pouco amarelada (estava bastante) e uma pequena área entre meu peito e o pescoço (região da garganta) também. Lembrando que tenho sentido dores na garganta, mas nenhum pus saiu de nenhum lugar. Devo me preocupar com isso ou vai passar?

    1. Matheus, a febre deve estar sendo causada pelo seu próprio sistema imune ao se defender de uma potencial infecção. O hematoma (a pele amarelada) é um sintoma bem comum nessa fase, assim como a dor de garganta. A ausência de pus é um ótimo sinal. Enfim… parece que vai tudo bem. Seria bom entrar em contato com o seu dentista e relatar a febre, talvez ele prescreva um antibiótico pra evitar uma infecção e um antitérmico.

  215. OLA ANA… LA VENHO EU COM MAIS UMA PERGUNTA… ESPERO NÃO ATRAPALHAR ATE… ENTÃO, PASSEI COM MEU DENTISTA, DEVIDO DOR PASSAGEIRA PROXIMO DA ORELHA, NA LATERAL DO QUEIXO, ABAIXO DO QUEIXO E NO PESCOÇO… SERA QUE ESTAS DORES POSSIVELMENTE TÊM LIGAÇÃO COM ALGUM DISTURBIO DA MANDIBULA OU É MUITA COISA PARA UM PROBLEMA SO ? ABRAÇO, GRATO POR RESPONDER MINHAS PERGUNTAS…

    1. Pode perguntar, Ginaldo… tô aí pra isso :). Sim, as dores que você relata podem estar associadas a alguma alteração na articulação da mandíbula, principalmente considerando que já faz mais de 2 meses que você extraiu seus sisos. Seria bom fazer uma avaliação com um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial.

      1. QUE OTIMO, FICO GRATO POR PELAS RESPOSTAS… NOSSA, DEPOIS QUE EXTRAI MEU DENTES SISOS APARECERAM COISAS QUE NUNCA TINHA SENTIDO… MEU RENDIMENTO NO TRABALHO E SOCIAL CAIRAM MUITO… E QUE A CABEÇA SO FICA PENSADO EM UMA SOLUÇÃO PARA ISTO… E PASSA NOS MEDICOS, E TOME REMEDIO PARA DENTRO… E NO FINAL DAS CONTAS TUDO DO MESMO JEITO…

        Veja minha ideia… os dois dentes siso na parte inferior estavam inclusos, porem eles começaram a nascer tem uns 5 anos, porem não nasciam por completo, pois estava inclusos… entanto pela logica eles estavam empurrando toda a arcada dentaria para fora da boca para adquirir espaço, correto ? ENTAO, RETIRADOS OS DENTES QUE ESTAVAM EMPURRANDO OS OUTROS DENTES, OS SISOS FICARAM LIVRES… E A PARTIR DAI OS DENTES DA ARCADA TEM A POSSIBILIDADE DE QUERER RETORNAR CAUSANDO ASSIM ALGUM SINTOMAS ? ANA… DESCULPA TANTA PERGUNTA, MAS ESTOU VENDO QUE VC ENTENDE DO ASSUNTO E AQUI SO OUÇO TALVEZ, AI GOSTO DE FIRMEZA… ABRAÇO.

          1. ANA, OBRIGADO POR RESPONDER MINHA PERGUNTAS… EU VOU PROCURAR UM ESPECIALISTA EM “DTM” E DOR OROFACIAL.
            ABRAÇO, ATE MAIS.

  216. OLA, BOM DIA ANA. SE FOR POSSIVEL RESPONDER… E ASSIM, HOJE FAZ 64 DIAS QUE ARRANQUEI OS DENTES SISOS… OPTEI POR ARRANCAR OS 4 DE UMA UNICA VEZ DEVIDO ELES ESTAR INCLUSOS… E TER APRESENTADO UMA INFLAMAÇÃO… SO QUE HA UNS 40 DIAS ESTOU SENTIDO MEU LINFONODO SUBMANDIBULAR INCHADO E DOLOROSO, PASSEI EM VARIOS MEDICOS E DENTISTAS… AMBOS ACHAM QUE AINDA E DOS DENTES QUE FORAM ARRANCADOS… ULTILMAMENTE ESTOU SENTINDO UMA ESPECIE DE COCEIRA NO LOCAL DA EXTRAÇÃO. POIS ESTOU USANDO UM MEDICAMENTO ANTI-INFLAMATORIO. OBS: MEUS DENTES INFERIORES ESTAVAM INCLUSOS, TEM POSSIBILIDADE DE SEREM ELES? TENHO 24 ANOS E DEMOREI PARA EXTRAIR OS SISO… ABS, GRATO PELA ATENÇÃO… ANDO MEIO ASSIM SEM SABER O QUE FAZER.

    1. Ginaldo, tanto a dor quanto o linfonodo infartado parece ter relação, sim, com a extração dos seus sisos. Dentes inclusos requerem que o dentista “mexa” mais na parte óssea, precisando fazer desgastes, e isso, em si, já é motivo para uma recuperação mais longa e “sofrida”. O linfonodo inchado está assim porque seu sistema de defesa deve estar se trabalhando pra evitar uma possível infecção, então é até um bom sinal. Enfim, você está medicado de acordo e seu organismo está reagindo… a tendência é dos sintomas ficarem cada vez mais amenos e você se recuperar normalmente.

      1. Ola, e então… nossa, nem imaginava que seria assim… mas na verdade o que doi mesmo e o lifonodo… deve ser tambem devido ao posicionamento submandibular, incomoda ate para dormir… se aperta ENTÃO a coisa fica dolorida… mas vamos ver como fica daqui a alguns dias… sera que com + 30 dias fica tudo bem ? EXISTE alguma coisa que posso fazer para evitar mais essa dor do linfo ? Tem possibilidade de aparecer uma ATM OU DTM ? APOS A EXTRAÇÃO DO SISOS ?
        DESDE JA GRATO POR TER RESPONDIDO AS MINHAS PERGUNTAS… Abs

        1. Eu acho que bem antes de 30 dias esse linfonodo deve desinchar, Ginaldo. Não há muito o que fazer a respeito. Sim, pode acontecer de depois da extração de um siso ocorra uma DTM (mesmo que passageira).

      2. Oi ANA… veja so… o que acha sobre este remédio, estava tomando so QUE O OTORRINO ME PASSOU Celebra 200mg… ai hoje fui em outro medico, ele me passou para reforco AZITROMICINA 500 MG POR 5 DIAS, 1 POR DIA E PREDMISONA 10MG POR DIA… sera que resolve ?

        1. Cada um desses medicamentos serve pra coisas diferentes, Ginaldo. O Celebra é um analgésico e anti-inflamatório, a Azitrominina um antibiótico, e a Prednisona é um anti-inflamatório, também. Enfim, você está bem medicado.

  217. Boa noite! Dra, estou com cirurgia marcada, porém o siso que irei extrair possui a raiz torta, isso torna a cirurgia mais dolorosa? Estou morrendo de medo!!

    1. Não Mariana, esse tipo de dificuldade não aumenta, necessariamente, a possibilidade de dor… até porque todo o procedimento é feito sob anestesia, não há razão pra você ter dor. Certamente vai ser uma extração mais difícil, mas seu dentista certamente está preparado pra isso.

  218. Boa tarde Ana,

    Ontem por volta das 16 hs, foi feita a extração do meu dente siso inferior esquerdo (o direito já havia feito ha cerca de 10 anos). Estou tomando sorvetes desde então e não tenho feito nada específico em relação a higiene. Apenas hoje de madrugada, quando acordei para tomar um comprimido de Dexametasona, aproveitei para escovar os dentes levemente, sem abrir muito a cavidade bucal para evitar contração dos músculos da face. O dentista me recomendou utilizar Periogard ou Listerine (sem álcool) para a higienização bucal durante os dias inicias. Ontem acabei comprando o Listerine mesmo, sem álcool. Optei por este pois a assistente do dentista comentou que o Periogard pode amarelar os dentes.

    Enfim, passados estes detalhes iniciais, gostaria tirar duas dúvias:

    1) Já posso utilizar o Listerine para fazer a higienização? Não tenho certeza se deveria aguardar por 24 ou 48 horas (ou se precisava aguardar hora alguma). Fiquei meio perdido em relação a isso.

    2) Não faz nem 24 horas que fiz a cirurgia e não sinto dor alguma. Não estou tomando nenhum medicamento exceto Dexametasona (anti-inflamatório), como já havia comentado. Porém, estou me sentindo fraco e gostaria de comer comida. Pretendo fazer uma espécie de “papinha”. Pensei em juntar batata, cenoura, ervilha, brócolis, inhame e frango e bater tudo no liquidificar até ficar uma papa completamente homogênea. Como sou adepto à alimentação saudável, minha comida não leva tempero, nem sal coloco! Somente cozinho todas as verduras na água pura e o frango é grelhado sem absolutamente nenhum tempero. Posso fazer isso?

    Muito obrigado Dra. Ana!

    1. Cayo, você pode usar o enxaguante bucal, sim. Apenas evite bochechar por enquanto e, também, cuspir de forma vigorosa. Essas ações são contraindicadas nas primeiras 72 horas após a extração, pois podem remover o coágulo (um tecido de cicatrização que se forma no local de onde o dente foi removido). Eu prefiro o Periogard, pois ele é à base de clorexidina e mais adequado, mas dá pra usar também o Listerine. Quando você tiver uma dúvida assim, nunca pergunte pra auxiliar do dentista, pra secretária, pro balconista da farmácia… a intenção pode ser das melhores, mas eles vão responder o que “acham” e não o que “sabem”. A clorexidina pode manchar dentes sim, mas isso apenas se for usada por um tempo muito superior do que o recomendado.

      Quanto à alimentação, seu relato me deixou com fome. Sério ;). Pode comer sim, você não está “proibido” de ingerir nada e é importantíssimo que você se alimente bem. Você só deve evitar alimentos quentes (prefira os mornos) e duros (prefira os de consistência mais pastosa, por enquanto). Não é necessário que seja uma “papa”, a não ser que, dessa forma, você se sinta mais seguro. É mais uma questão de bom senso, mesmo. No mais, parece que vai tudo muito bem. 🙂

      1. Muito obrigado Dra.!

        Acabei realizando as duas dúvidas que tive naquele dia mesmo, mas agradeço imensamente sua ajuda.

        Realmente a recuperação está sendo excelente!

        Muito obrigado novamente!

  219. Oláááááááá… Bom diaaaaaa pessoas ?!? Hoje não tenho pergunta ou duvidas, o fato é que eu tinha uma cirurgia marcada para a retirada de 2 dos meus sisos o 48+18, então eu encontrei este site. Eu li todas as repostas, duvidas e experiencias assustei um pouco eu confesso, mas nem 1 pessoa é como a outra… Bom, ontem pela manha as 08:00 meu dentista comecou, me super anestesiou e duas forcinhas em cima saiu o de cima … duas forcinhas embaixo saiu o de baixo hahahahahao/ Vim pra casa segui todas as recomendacoes, fiquei deitadinha, me empanturrei de sorvete o/ e hoje estou ótima, sem um pingo de dor e quase nem inchou meu rosto !!!!!! Na terca vou tirar os pontos e marcar o próximo o/ o/

    1. Ahauahuaha! Obrigada, Wanda, pelo seu testemunho! Tenho certeza que será útil para os outros leitores do blog. E que bom que pude ajudar de alguma forma. 🙂

  220. Obrigada Dra pela resposta rápida, consegui higienizar o “buraco” com uma seringa; porém estou sentindo muita dor no local e no ouvido, e tem momentos do dia que minha gengiva sangra muito, será que estou com alveolite ? Estou com medo 🙁 Vou hoje retirar meus pontos. Tomara que esteja tudo ok aqui.

    1. Amanda, sangramento geralmente não é sintoma de alveolite (pelo contrário). Bom, se você vai remover os pontos hoje, seu dentista vai poder avaliar e orientar você com mais propriedade.

  221. Seu site me ajudou muito Drª, irei fazer uma cirurgia pra retirado do siso e estava morrendo de medo, digo, estou. Gostaria de saber se após dois dias da cirurgia eu já posso voltar a minha rotina normal de trabalho, ou quanto tempo é indicado para a volta da rotina normal? Tô muito nervosa, porque morro de medo de dentista desde pequena rs.

    1. Que bom que pude (posso) ajudar, Jani. Depende de quais são as suas atividades normais… se você não trabalha carregando muito peso ou se expondo ao sol, 2 dias deve ser suficiente pra retomar o seu trabalho com segurança. Rotina normal MESMO, só depois de pelo menos 1 semana, com a remoção dos pontos.

  222. Olá !
    Fiz a extração dos dois sisos do lado esquerdo (superior e inferior), nos primeiros 2 dias estava tudo ok, no 3° dia um dos pontos se rompeu (siso inferior) e notei que ficou um “buraco” e apenas doí na hora que vou comer ou beber água, mas estou preocupada com esse “buraco”, é normal? Como faço com a higienização dele, pra não entrar restos de alimentos, etc. ? Notei também um pontinho branco nele, o que seria?
    Obrigada dra. e parabéns pelo seu blog, adorei !

    1. Amanda, é assim mesmo. A gengiva vai fechar aos poucos, mas pode demorar algumas semanas ainda. A sensibilidade ao comer e beber é comum nesse período. O pontinho branco pode ser o próprio osso da sua mandíbula. A higienização deve ser apenas superficial, não introduza nada do “buraco”. Uma seringa (sem agulha) com água pode ajudar a remover os resíduos alimentares.

  223. Dra., olá!

    Tenho verdadeiro pânico de dentista e dei o azar de nascer com os 4 sisos inclusos.
    Os 3 primeiros eu tirei há mais de 5 anos, 1 a cada seis meses.
    Acontece que quando fui tirar o último passei mal durante a cirurgia (desmaiei de medo) e o dentista da época parou tudo, costurou o que já tinha cortado e fiquei com o siso aí.
    Agora chegou a hora de extraí-lo! =(
    É inferior, e já nasceu praticamente todo, só tem um pedacinho pequeno que ainda está incluso, e pelo que vi da radiografia ele está retinho. Mesmo assim não consigo dormir de tanto medo da cirurgia.
    Falei com o dentista que vai fazer a extração e ele disse que vai me dar um calmante. Mas ainda assim estou com muito medo e mais medo ainda de passar mal novamente e mais uma vez não conseguir concluir o procedimento.
    Socorro! A cirurgia está marcada pra sexta-feira e eu penso em cancelar todo santo dia!
    =((((

    1. Babi, sabe por que as pessoas passam mal no dentista, geralmente? Ansiedade. Não é por causa da anestesia, de dor, de… nada. É nervosismo. Então, se tem um conselho que eu posso dar é: procure se acalmar. Seu dentista já disse que vai prescrever um calmante antes do procedimento, então confie nele e no calmante. Você vai ficar tranquila e, portanto, não vai passar mal. Sério mesmo, fico aqui na torcida. E volte depois pra me contar. 🙂

      1. Olá, Dra!
        Deu tudo certo com a extração, tomei uma dose cavalar de calmante e fiquei mansinha, mansinha! Até dormi algumas vezes durante a cirurgia que levou UMA HORA. Ô dente mais chato, viu!!
        Poréémm… continuo anestesiada! Estou com metade da língua, o queixo e o lábio inferior dormentes, anestesiados mesmo. Um saco! Tá difícil pra falar, comer, sentir gostos… =(
        Amanhã vou ligar pro dentista, espero que não tenha sido nada grave e que passe logo, é muito agoniante a sensação, estou assim há 3 dias.

        1. Bom saber, Babi!

          Quanto à ausência de sensibilidade, trata-se de uma parestesia, uma ocorrência pós-cirúrgica que acontece às vezes. Felizmente, costuma ser passageiro e de resolução completa após a recuperação do nervo envolvido. Mas pode demorar algum tempo (dias, semanas), ok?!

    1. Gabriele, não entendi… você quer saber se é possível deixar as extrações pra depois OU se a necessidade de extrair significa que o seu tratamento está no fim?

  224. Doutora, minha cirurgia para retirar os 4 sisos está marcada para terça-feira agora (01/10), estou com receio pois meus sisos inferiores estão deitados, será que para retirar vai ser mais doloroso que os superiores? E a recuperação mais doida também?? Estou com muito medo… e alem disso, meus 4 segundos molares não nasceram pois estão sendo impactados pelos sisos, haverá complicações em relação a isso??
    Att. Sara!

    1. Sara, as extrações não serão mais doloridas dadas as posições dos seus dentes… isso porque todo o procedimento é feito sob anestesia local… não dói! O pós-operatório, esse sim, pode ser mais “chato”… quanto mais o dentista “mexe”, maior a chance de inchar e ficar dolorido. Mas esses sintomas são controlados com analgésicos e, aí, os dentes já foram embora, né?! A impactação dos segundos molares por causa do sisos não é muito comum, normalmente é ao contrário. Você vai extraí-los também?

      1. Doutora, meu caso é raro, tenho bastante probleminhas, só de começo a raiz dos meus dentes são curtas, com o risco de não poder colocar aparelho, e esses 4 segundos molares não vou fazer a extração, o dentista do aparelho disse que vai esperar para ver se eles nascem, o cirurgião disse que tem apenas 1% de chance deles nascerem, mas vamos tentar ne, esperança é a ultima que morre :).., então só irei retirar os 4 sisos de uma vez e esperar pra ver se eles nascem, ou daqui 1 ano abrir novamente a gengiva e retirar, ou colocar algo pra puxar, ta um caso sério.
        E também tem que tomar cuidado com esses dentes que não nasceram porque o dentista disse que a raiz deles não pode se encontrar, pois uma pode comer a outra, eu não imaginava ter esses problemas, por fora não da pra ver imperfeição alguma, só que percebi que meus dentes estavam começando a se juntar.
        Mas é isso ai Doutora, estou com receio dessa cirurgia por causa disso, pelos segundos molares ainda não terem nascido.

        1. O fato dos segundos molares também não terem nascido não complica mais a remoção dos sisos, Sara. Mas eu também acho altamente improvável que esses dentes nasçam sozinhos após a extração dos sisos…

  225. Bom doutora, parou somente hj (sabado) a tarde, de manha acordei com meu trevesseiro ensopado de sangue, mas ja ta legal, obrigado 😀

    1. Eita Paulo! “Ensopado” também não dá, né?! Enfim… parou? Então ok. Se começar a sangrar de volta, não demore em procurar ajuda, tá (do seu dentista, num hospital, num serviço de urgência em Odontologia)?!

      1. Ah sim doutora, me esqueci de uma coisa, alem de ele já não ter me dado medicamentos nem pontos, ele fez nada de pontos, to com o buraco completamente aberto rsrsrs… e normal ficar o outro dente ficar mole?

        1. Sim, tanto o dente ao lado ficar dolorido e com um pouco de mobilidade quanto o “buraco” na gengiva ficar aberto durante um tempo são coisas comuns. Mas são sintomas passageiros.

  226. Bom doutora, olha eu aqui torrando sua paciência rsrsrs, bom, fui extrair o siso do lado esquerdo parte de cima hj, somente porque o dentista pediu pra extrair, “nao participava da mordida, so de enfeite”, e está latejando, um pouco dolorido, o problema é que pedi um tipo de remédio pra dar uma passada na dor e ela falou q não ia precisa de remédios… fiquei com esse dente por 2 hr saindo sangue em casa e latejando, isso e normal? No outro siso do lado esquerdo embaixo, sangrou muito pouco!! Obrigado, tenha um ótimo fim de semana 🙂

    1. Paulo, o sangramento não é normal, mas se ele parou depois de um tempo, ok, sinal de que a coagulação vai bem. Apenas evite cuspir, beber de canudinho e bochechar, essas ações podem causar sangramento. Com relação à medicação, eu prefiro sempre prescrever um analgésico após uma extração, afinal cada pessoa sente de um jeito e não dá pra garantir que não vai doer no pós-operatório. Entre em contato com a sua dentista e relate a dor, pra que ela prescreva um remédio.

  227. Doutora, um siso meu nasceu tipo com o centro aberto, ja extrai aquele dente antes do siso e não queria arrancar o siso. Sera que tem jeito de recupera-lo…
    Obrigada!

    1. Renata, “com o centro aberto” como? Tem um buraco nele? Enfim, mesmo que haja uma cárie ou algo nesse sentido, é possível recuperá-lo, sim. Procure um dentista pra avaliar.

  228. Olá, tirei 2 dentes sisos dia 29 de agosto, e retirei os pontos dia 5 de setembro, só que hoje dia 16 descobri que o dentista não retirou todos os pontos, tem um pedaço de linha amarrado no local da cirurgia, o que devo fazer e qual risco eu corro se não retira-los?

    1. Mari, procure seu dentista pra remover. Não que haja um risco sério, mas incomoda e a presença desse ponto favorece a retenção de placa bacteriana, o que pode causar gengivite.

  229. Boa tarde Drª Ana, acabei de voltar da minha primeira consulta na nova drª, e ela ja me passou esses exames e até já fiz para fazer a extração dos sisos, ela recomendou tirar os 4 de uma só vez, e eu me assustei com isso, pois todos os ‘amigos da onça’ me falam que eu não irei conseguir comer, que incha demais e etc.. Mas por outro lado a drª orientou de uma só vez porque ela disse que se eu achar que doeu muito, não iria voltar para tirar os outros dois.
    Você acharia melhor tirar dois de cada vez ou tudo de uma só vez?
    Meus sisos estão ótimos (tirando o fato de empurrarem os outros), não está inflamado nem nada.
    Tô com o coração na mão!

    Foi tudo de bom ter caído nesse link, fiquei mais tranquila, obrigada !

    1. Carolina, em termos de conforto para o paciente, eu sempre prefiro indicar a extração de 2 de um lado e 2 do outro. Mas sim, dá pra fazer os 4 de uma vez só se o dentista julgar que o posicionamento deles é favorável. Enfim, é uma questão de você e sua dentista conversarem e decidirem o melhor para o seu caso.

  230. Olá doutora,
    Fiz a cirurgia do siso, quinta-feira, foi tudo bem, sabado a noite um dos pontos estourou, espirrei e acabou estourando, saiu muito sangue, mas logo estancou, estava sem dor, enfim, domingo acordei com dor, na região do ouvido, garganta e um pouco no local, um dor suportável mas muito incomoda, e tbm está saindo um liquido ruim, com leve cheiro, não parece pus, a região está bem, não está inchada, nem vermelha, mas estou preocupada, por causa dessa dor, como é a alveolite? Obs: estou tomando medicamentos tudo certinho… Obrigada doutora e sucesso!!

    1. Valéria, não creio que seja alveolite, apenas uma re-agudização do quadro por causa do trauma local, causado pelo espirro. Ou seja, já estava melhorando, mas como isso aconteceu, piorou um pouquinho. A dor é esperada, nesse caso… mas se aumentar ou se você achar que precisa de um analgésico mais forte, não hesite em entrar em contato com o seu dentista, pra que você tenha mais conforto nessa fase. Se o sangramento parou logo, ok, é bom sinal. O líquido com gosto ruim deve ser apenas um exsudato inflamatório, comum no período pós-operatório.

  231. Olá doutora, hoje foi a última extração \o/\o/\o/ rsrs, por incrivel que pareça foi mais tranquilo que da última vez e por incrivel ainda mais, o dente estava bem mais enterrado que o outro e foi mais dificil a remoção, acho que da outra vez foi complicado pq eu estava nervosa e hoje estava mais tranquila e durante a cirurgia eu esperava pela dor, mas graças ela não veio. Doutora só estou com um problema e queria sua opinião que é muito importante, se lembra do primeiro dente tirado errado ha poucos dois meses? Então ainda há um buraco sem fim no lugar e minha dentista está esperando formar o osso pra poder puxar o dente que ficou o siso que está no lugar errado, se ela puxar sem ter osso eu vou acabar perdendo esse dente pq não tem onde ele se apoiar, minha dentista pensou em um remédio que ajude a formar o osso mas o cirurgião desconhece algum, ele disse que é provável que eu possa colocar um enxerto dentro da gengiva pra ajudar o osso a formar e essa cirurgia eu desconheço, e é arriscado meu organismo sugar o enxerto e não adiantar muito, e detalhe, só falta isso pra eu tirar o aparelho, só esse dente falta arrumar ^^, obrigada pela sua paciência, doutora.

    1. Não há uma medicação que ajude de forma efetiva a ser formar osso na região do dente extraído, Anny. É preciso aguardar o organismo “fabricá-lo” ou, como sua dentista sugeriu, fazer um enxerto ósseo. E sim, mesmo com o enxerto pode ser que ser organismo reabsorva esse osso novo e não adiante muito.

    1. E por que não, Larissa? O uso de sedação em procedimentos odontológicos é comum. Se o seu dentista julgou que pode ajudar, não ha problema algum (pelo contrário).

    1. Geralmente já é possível remover os pontos depois de 1 semana da cirurgia, mas não há problema se eles ficarem mais alguns dias. Apenas mantenha o local limpo.

  232. Olá Dra., parabéns pelo blog e pela dedicação em responder tantas dúvidas. Estou preocupada, tirei um dente siso no dia 16, foi uma cirurgia demorada, durou 1 hora e 10 min, não senti dor mas muita pressão durante a retirada, a raiz era em forma de anzol e ele teve que tirar aos pedaços. Assim que acabou a anestesia foi muita dor que eu chorava muito, e desde então estou sentindo dor, só passa quando tomo analgésico e logo volta. O dentista me recomendou amoxilina de 500 e cetoprofeno para 3 dias, mas a dor era muita e o gosto ruim. Liguei para o médico que só poderá me atender no próximo dia 5, quando irá retirar os pontos. Ele pediu a uma outra dentista amiga dele, por sinal muito requisitada, para me atender. Ela disse que tava td normal, me deu orientações para higienizar e passou 10 diclofenaco e mas 20 comprimidos de amoxilina. Mas continuo sentindo dor. Os pontos me incomodam muito e ainda falta muitos dias para a retirada, continuo tomando analgésicos para aguentar trabalhar. Sou professora e só tive dois dias atestados.
    Tenho medo de estar com alveolite, doi todos os dentes do lado. Estou preocupada e estressada com essa situação e com trauma, nem a cesariana doeu tanto, doutora kkkk.
    Obrigada.

    1. Silvania, não me parece alveolite (até porque você já foi avaliada e não se constatou isso), mas um pós-operatório mais “chato”. Você está medicada de acordo, então logo seu organismo deve responder ao tratamento. Analgésicos servem pra isso mesmo, pra que você passe por essa fase mais crítica da recuperação com um pouco mais de conforto… por isso, não deixe de tomá-los durante esse período.

  233. Dra, extrai dois sisos do lado direito na sexta feira a noite… não tive muito problemas, até consegui me alimentar, não estou com grandes dores mas um leve incomodo na bochecha e próximo aos dentes extraidos, estou tomando a medicação prescrita pelo Dentista, mas gostaria de saber se esse incomodo é normal com 4 dias ou se era para estar sem dor e incomodo nenhum.

    Obrigada.

  234. Oi, infelizmente minha dentista não faz nenhum tipo de cirurgia :(, isso facilitaria e muito minha vida, sempre digo a ela rs. Nos primeiros dias foi um pouco dolorido mesmo, ate meu trabalho não rendeu direito devido as limitações por causa dos esforços, mas agora estou me sentindo melhor, tbm estou tomando bastante vitaminas, que diferente das outras vezes não conseguia comer nada dessa vez, e tbm meu ouvido doia um pouco, mas estou tomando os remédios direitinho e esta amenizando. Só espero ficar mais tranquila na proxima e última cirurgia rs

  235. Doutora, eu extrai meus dois sisos do lado esquerdo faz quase um mês e ontem começou a latejar e passei a sentir muita dor na região da extração do siso inferior. Meu rosto inchou um pouco e percebi que a região também esta bem inchada. O que você supõe ?

  236. Olá Doutora, ontem eu tirei o terceiro siso debaixo, aconteceu umas coisas muito chatas ultimamente, o plano que eu tinha contratado estava me enrolando e fui obrigada a cancelar, optei por pagar a extração dos dois ultimos que faltam pois desde maio eu so consegui tirar dois, bom, eu troquei de cirurgião e não sei se foi uma boa idéia, o cirurgião que fez a última extração nao tinha a mesma delicadeza que a dentista do plano, ele não parecia ser muito paciente e eu fiquei muito nervosa na hora, acho que por conta do nervosismo a anestesia não pegou direito, então pedi para ele dar mais, eu ate chorei na hora pq continuava a sentir dor na hora, mas ele não parecia se importar, nem me quis dar atestado no dia seguinte do meu trabalho, eu tive que implorar, depois de muito insistir ele resolveu dar o atestado. Hoje o segundo dia da extração ainda está bastante inchado e dolorido em volta da bochecha, pode ser pq o siso debaixo são inclusos? Ainda falta tirar mais um, mas estou com medo de tirar com ele novamente, mas tbm não quero dizer isso a minha dentista pq foi ela quem me indicou ele e eu confio quando ela diz o que é bom pra mim. O que a senhora me aconselha doutora? Pena que a senhora não tem consultório na Baixada Santista, senão eu iria fazer com a senhora 🙂

    1. Anny, a regra é mais ou menos essa: quanto mais o dentista “mexe”, mais “chato” será o pós-operatório. Portanto, sim, o fato do siso estar incluso e do dentista ter que abrir gengiva, remover osso, etc. pra extrair o dente aumenta a chance de dor, inchaço, etc. depois da cirurgia. Sua dentista não faz esse tipo de extração (dente incluso)? Porque se faz, eu sugeriria fazer com ela (mesmo que particular).

  237. Sou prognata e tenho 14 anos.
    Estou muito empolgada e assustada com o dia da cirurgia, mas estou bem positiva! Infelizmente vou ter que extrair os meus dentes do siso e “morro de medo” disso!
    Dói muito para tira-los?
    Obrigada!
    Luiza

    1. Luiza, não dói absolutamente nada! Você vai estar anestesiada, não se preocupe com isso. O pós-operatório sim, dependendo da pessoa (e de quanto o dentista vai “mexer”), pode ser tranquilo ou um pouco mais “chato”. Mas aí já foi, né?! 😉

  238. Extrai o siso e o dentista me receitou amoxilina, paracetamol e diclofenaco, achei muitos remedios. Tomei somente 1 diclofenaco no primeiro dia e suspendi o uso, pois fiquei com medo de causar algum problema por causa de alta quantidade de sódio. E ja tive asma. A amoxilina pode substituir o diclofenaco? Devo ou não tomar o diclofenaco?

    1. Não é muita medicação não, Ludmila… cada um dos remédios tem função diferente, você tomá-los assim como o seu dentista prescreveu. O paracetamol é analgésico (combate a dor), o diclofenaco um anti-inflamatório (controla os sintomas da inflamação) e a amoxicilina um antibiótico (combate / previne infecções). Ou seja, nenhum deles substitui os outros. Não há alta quantidade de sódio em nenhum deles.

  239. Bom dia Dra Ana.

    Tenho 42 anos e meu ciso superior esta com a gengiva inflamada.
    Minha idade complica minha situação. Acho que terei que extraí-lo e morro de medo de extração.

    Obrigado.

    Celso

    1. Celso, se você não precisou removê-lo até hoje, provavelmente não será necessário. É preciso verificar o motivo dessa inflamação… se o problema for pela retenção de resíduos alimentares na área (geralmente porque parte do dente está coberto por gengiva), uma possibilidade é apenas cortar a gengiva excedente. Procure um dentista pra avaliar. Veja esse texto: https://medodedentista.com.br/2011/11/gengiva-inflamada-por-causa-do-siso.html

  240. Pessoal, hoje arranquei meu siso inferior esquerdo. Ja tinha arrancado o inferior direito e superior direito. O superior esquerdo ja nasceu sem problemas. Venho registrar que foi tudo bem, ele estava deitado, teve que abrir um pouco a gengiva mas nao se sente nada. Basta voce ficar tranquilo, imagine uma musica na cabeça na hora, que tudo passa rápido, voce leva uns pontinhos e volta pra casa rápido. Vão tranquilos! O dentista sabe o que está fazendo! Bruno

  241. Boa noite Dra. Ana!!
    Na segunda retornei ao dentista 22/07, para retirar o cimento que já estava meio que solto. Na hora doeu um pouco, mas logo passou, ele disse que esta cicatrizando e que o buraco já diminuiu bastante. Ficou aberto, no primeiro dia senti uma sensação de alivio no local, no segundo dia a dor aumentou, porém dois dias após as dores diminuíram bem. Mas após percebi que começou a dor novamente, principalmente os dentes do lado, uma certa pressão (sensibilidade), no local sinto algumas fisgadas, mas o que mais tem me incomodado são essas pressões nos dentes ao lado, olhei no espelho com auxilio de uma luz e notei que esta um vermelha e um pouco inchada a gengiva do dente ao lado, e ao pressionar sinto um pouco de dor. Não sei mais o que está acontecendo comigo, já faz 18 dias que foi a cirurgia e nada de passar esta dor, que há dias em que aumenta outros diminui. Penso que a cada dia era para melhorar um pouco e não retroceder as vezes. Mas percebo que o buraco vem fechando e não sinto gosto ruim, no local o aspecto está mais bonito do que na gengiva ao lado. O que pode ser? Será normal demorar tantos dias assim para passar uma dor?

    1. Patricia, me parece que você vem melhorando aos poucos, mesmo com esses episódios de piora dos sintomas. Alguns pós-operatórios são mais críticos mesmo, isso varia muito de pessoa para pessoa. Se visualmente a cicatrização está ocorrendo, o gosto ruim se foi e o aspecto da região está bom, parece que agora é só questão de tempo. A gengiva avermelhada no dente ao lado pode ser um pouco de gengivite, o que se justifica pela dificuldade de higienização da área por causa da dor.

  242. Oi doutora tudo bem? Retirei meus dois sisos do lado direito, foi tudo bem no de cima, agora o de baixo demorou mais para sair e doeu um pouco, mas tudo foi suportavel, a recuperação foi boa, mas deu parestesia na lingua, minha dentista disse que vai passar, mas é meio assustador o que vc le na net, como ta formigando muito ela disse que esse é o sintoma de estar voltando, mas q pode demorar mais uns dias. Agora vou esperar melhorar total para arrancar os dois do lado esquerdo, tenho medo de acontecer a mesma coisa. Entao doutora, posso confiar na minha dentista e esperar ? Bjs e parabéns pelo blog.

  243. Olá, estou com um pedaço de rebordo osseo na minha gengiva após a extração do siso que fiz no dia 19/07, percebi isso após começar a diminuir os remédios para dor. Saberia me dizer quanto tempo o organismo leva para absorver, tá dificultando minha fala. Já faz 5 dias.

    1. Adriano, sem sempre o organismo expulsa o fragmento sozinho, embora isso possa acontecer, sim. Como você está com dor, seria bom procurar seu dentista pra avaliar… talvez seja melhor remover logo o fragmento.

  244. Olá Dra. Ana! Como descrevi acima fiz uma extração no ultimo dia 8 de julho, sentia muita dor, após o 2 dia estava aberto, e no dia 15 voltei ao dentista que fez curetagem e irrigou com soro fisiologico, mas não colocou nenhuma medicação dentro (e andei lendo que geralmente é colocado medicação dentro do buraco antes de fechar), e então fechou com cimento. As dores diminuíram um pouco, ainda sinto dor perto do ouvido às vezes, e sensibilidade nos dentes vizinhos em menor intensidade, é uma dor suportável, mas que incomoda. Mas já faz uma semana e parece que não está melhora, não tenho visto melhora além disso. O cimento esta solto sobre a gengiva, pode ser que ele esteja machucando e causando a dor? Ou é assim mesmo o processo de cicatrização após ter traumatizado tanto?

    1. Patricia, a medicação usada em caso de alveolite é uma barreira física, ou seja, o próprio cimento serve como medicação / proteção. Se as dores diminuíram, é porque seu organismo está se recuperando, felizmente. Alveolite é assim mesmo, dói muito no início e vai se resolvendo com o tempo. Não acho que o cimento solto esteja causando a dor, até porque a tendência é ele soltar com a cicatrização. Mas, se piorar, procure seu dentista pra reavaliar.

  245. Boa noite, Dra. Ana… eu tirei dois sisos do lado direito, e ta tudo bem, estou no 4º dia e só quando passo a lingua no local dos pontos da uma dorzinha… só que eu venho lendo mt sobre a “alveolite” e morro de medo de ter. Quais são os sintomas?

  246. Boa tarde, me tira uma duvida por favor…

    Extrai 2 dentes siso do mesmo lado ha pouco mais de 1 semana. Do outro lado o siso superior já nasceu e o inferior está incluso e impactado, está deitado. Tem algum problema se eu nao tirar nenhum dos dois? Ou tirar so o de cima?

    Agradeço…

    1. Depende, Marcus. Em tese, a falta do dente antagonista já é um motivo pra extrair um siso (no caso, como o de baixo não está na boca, o de cima não tem função nenhuma). Ainda, dentes inclusos, da mesma forma, também têm indicação de extração. Mas cada caso é um caso. Há a possibilidade, também, de acompanhar o siso de cima pra ver se ele extrui (começa a “crescer” e sair da gengiva em busca do dente de baixo, que não está lá) e o de baixo pra garantir que ele não vá prejudicar o dente à frente dele e/ou doer. Veja esse texto sobre o assunto: https://medodedentista.com.br/2012/10/e-preciso-mesmo-extrair-os-dentes-do-siso.html

  247. Olá Dra., hoje tirei o outro dente, esse foi muito mais tranquilo do que o primeiro para tirar, mesmo porque quando os sisos de cima nasceram empurraram o segundo molar para fora, e na primeira vez a cirurgiã perguntou qual minha dentista queria que tirasse e eu disse o que está dentro, o siso, mas ela acabou arrancando o segundo molar, o que tinha sido arrancado e estava pra fora, esse senti uma força violenta na hora de puxar e o siso mesmo ficou sem apoio e se afastou dos outros, dor não senti, mas sim um desconforto quando minha dentista pos o braquete nele, e o mesmo ficou raspando na gengiva e ficou dolorida, a dentista ate colocou um braquete no segundo molar para a cirurgiã tirar o certo dessa vez, enfim, ela tirou o dente certo agora e nao senti força nenhuma, ja que ele era pequeno, e confesso que fiquei muito nervosa achando que ia fazer diferença de ficar com um dente diferente do outro no fundo, mas ninguem vai ver né rsrs, mas enfim, ainda faltam os de baixo e esses sim serão torturosos, pois ela disse que sera cirurgia por estar preso ao osso e rente ao nervo, so estou com medo que vai mexer no nervo, mas tentarei ficar tranquila, depois eu conto como foi. Obrigada ^^

    1. Que bom que no fim das contas deu tudo certo, Anny. Mas, na próxima vez, peça à sua dentista (não que você tenha que pedir, ela é que tem que fornecer) um encaminhamento POR ESCRITO especificando qual é o dente que tem quem ser extraído. O paciente não tem obrigação nenhuma de saber, né?! 🙂

  248. Dra. Ana, como houve muito esforço no momento da extração e uso de broca, pode acontecer de ter afetado o dente ao lado? Sua raiz? Não sei. Já que as dores continuam (melhoraram pouco) e sinto muita sensibilidade nos dentes ao lado, já faz 2 dias de curetagem e estou tomando anti-inflamatórios ha mais de uma semana e antibióticos. Me ajude, por favor!

    1. Pode ser, Patricia. Mas sensibilidade nos dentes ao lado e até em outros do mesmo arco após cirurgias de siso são bastante relatadas, mesmo com nenhum dano a esses dentes ou histórico de alveolite. É uma situação passageira, felizmente.

  249. Doutora Ana, eu li sobre uma das perguntas que te fizeram, onde fala sobre a alveolite… e percebi que la na materia diz que não pode usar canudinho… eu tirei dois sisos ontem, e o medico diz que é pra tomar no canudinho… e agora? =/

    1. Juliana, não vejo benefício algum em usar canudinho neste momento, pelo contrário. O uso do canudinho cria uma pressão negativa dentro da boca, o que pode prejudicar a cicatrização (e até levar a uma alveolite). Eu não recomendo. Coma alimentos mais mornos e pastosos.

  250. Não estou entendendo mais nada!!!
    Como escrevi acima fui na urgência e a dentista disse que era alveolite, limpou com algodão e pos uma pasta, que não senti nenhuma melhora, mas muita dor latejante e pulsante. Ontem pela manhã fui ao dentista que fez a extração e o informei do ocorrido. Segundo ele, me disse que não se trata de uma alveolite, mas porque o osso esta exposto é que causa a dor, e que já estava se formando tecido de cicatrização e que não havia sinais de infecção, porém ele fez uma curetagem, e lavou bem com soro fisiológico e após colocou um cimento, e também me disse que quando raspou o osso, ele sangrou e que isso era um bom sinal, pois segundo ele na alveolite não há sangramento ao fazer este procedimento. Quanto a dor melhorou um pouco, mas ainda sinto sensibilidade nos dentes vizinhos, e a noite a dor parece aumentar, digamos que houve uma melhora de 30%. Mas estou preocupada, será que é assim mesmo, será que é normal essa dor?

    1. Patricia, faz muito sentido a explicação do seu dentista. Se está melhorando, parece que ele está certo. A recuperação no pós-operatório às vezes é lenta mesmo, e muitas vezes acompanhada de dor e muito desconforto. Eu não diria que a dor é “normal”, mas, dada a situação, parece que já está tudo sob controle. Agora é aguardar a recuperação do seu organismo.

  251. Por favor me ajuda,

    Extraí 2 sisos quarta passada, hoje ainda doi muito para engolir. Quando eu bocejo sinto um negócio frio, quando abri a boca e coloquei uma lanterna deu pra ver algo branco no final da gengiva, isso pode ser o osso que esteja exposto?

    1. Marcus, pode ser, sim. Mas isso é comum, não se preocupe. O “buraco” vai levar ainda algumas semanas pra se fechar.

      1. Muito obrigado, só mais um pergunta, por favor. To com muito incomodo no buraco no siso. Dói ainda onde retirei o siso inferior, amanhã vai fazer uma semana. Eu posso colocar pedra hume, dissolvido em água por cima e deixar um tempo?
        Quando escovo eu bochecho com água, depois com agua rabelo e depois com cepacol. Hj também coloquei pedra hume. Esta correto ou não?

        Desde já agradeco.

        1. Marcus, embora o pedra hume realmente tenha propriedades cicatrizantes, não é comum a sua utilização após extrações dentárias. Confesso que não conheço seus efeitos / benefícios nesse caso. Sugiro que você não introduza nada no “buraco” onde estava o dente, ok?! Se for usar qualquer substância, que seja de forma superficial.

  252. Boa noite Dra. Ana!! Procurei pela manhã um serviço de urgência, e a dentista disse que eu estou com alveolite das brabas, disse que tinha pus, ela limpou com algodão seco e após secar bem aplicou uma pasta que era um medicamento, ainda está doendo muito, e as dores nos outros dentes são terríveis, ela passou um novo antibiótico para eu tomar por 10 dias (amoxicilina). Quando isso vai passar, o procedimento está correto?

  253. Bom dia, Doutora Ana, eu tenho uma duvida, é verdade que dói mais pra tirar os dentes do siso que estão “virados” ?? Pois dizem que tiram o osso…

    1. Não Daniella, para o paciente não muda nada, até porque toda a cirurgia é feita sob anestesia. Já o pós-operatório, quando há necessidade de remover osso e/ou cortar o dente, pode ser mais “chato” sim, pode inchar mais, etc.. Mas aí já foi, né?! 😉

  254. OI Dr. Ana! As dores continuam, muito intensa nos dentes vizinhos, é uma dor latejante e pulsante, e agora começou a doer próximo ao ouvido, o que fazer? Estou tomando dipirona de 6 em 6 hrs e não está adiantando.

    1. Pode ser uma infecção, Patricia. Procure o seu dentista (ou, se ele não estiver disponível, um serviço de atendimento de urgência em Odontologia) pra avaliar.

  255. Boa noite Dra. Ana! Hoje faz 4 dias que extrai um molar (não é o siso), o terceiro do fundo para frente na parte de baixo, foi uma cirurgia muito difícil, a raiz estava quebrada no começo e era dente com canal. Deu muito trabalho para extrair, mas a raiz saiu inteira que eu vi, e depois ele retirou o osso tbem, sofri muito. Tomei muito cuidado no pós operatório, não fiz bochechos por mais de 48 horas, fiz compressa de gelo, tudo como manda o figurino, mas no segundo dia os pontos se soltaram e ficou um buraco, as dores aumentaram, estou tomando cefalexina e dipirona 50 gts de 12 em 12. Sinto gosto ruim e esta esbranquiçado o buraco e parte da gengiva. Voltei ao dentista, ele retirou os pontos que já estavam soltos e pediu para fazer bochechos com agua morna e sal, mas doeu muito, e parece que piorou a dor. Porque antes até ontem a dor vinha e passava e agora ficou constante, estou preocupada com essa dor que não passa. O que eu faço, será que houve alguma complicação? Por que agora a dor piorou depois de 3 dias?

    1. Patricia, houve uma reagudização (uma piora dos sintomas quando tudo parecia estar se resolvendo), e isso pode ter várias causas (que não precisam necessariamente ser tratadas se não houver uma infecção em curso). Seu próprio organismo deve reagir e os sintomas amenizarem. Eu, particularmente, não acho necessário o bochecho com água morna e sal, não vejo benefício (pelo contrário, você até relata que com isso piorou). Se o problema persistir, procure seu dentista novamente pra reavaliar. O gosto ruim e o “esbranquiçado” da gengiva são sintomas comuns, não revelam necessariamente um problema.

  256. Oi Ana! Extrai dois sisos ontem e por enquanto está tudo ótimo! Fiquei tensa na cirurgia, mas não senti dor nenhuma nem durante nem depois. Nem mesmo está inchado! O único problema é que meu dentista disse para não tomar água em hipótese alguma, pra não molhar os pontos, mas estou MORRENDO de sede hehe 🙁 ele disse que pra diminuir a ansiedade de beber água, é pra tomar mto sorvete, iogurte, Danete, vitaminas de frutas, etc, mas nada que seja muito liquido. Será que tem tanto problema assim? Queria beber só um pouco, pra aliviar, mas estou com medo de arriscar e botar tudo a perder!

    1. Lara, nunca ouvi falar nesse tipo de recomendação. Não há problema nenhum em se molhar os pontos, até porque, como o meio bucal é úmido, eles já estão molhados! O que não dá, neste momento, é fazer bochechos, isso poderia remover o coágulo (que é um tecido de cicatrização que se forma no local de onde o dente foi removido) e causar problemas. Enfim, de minha parte, beba água, sim. Você precisa se hidratar, ainda mais no período pós-operatório.

  257. Oi, obrigada pelos esclarecimentos. Fui ao dentista, de quebra consegui um atestado de 3 dias \o/ haha’ ele disse que tá tudo normal, apenas abriu um pouco o ponto que estava perto da bochecha, porque quando eu abria machucava e doía muito, aliviou bastante ! Mas ainda tenho dor, hoje faz uma semana, agora ele me receitou o remédio ‘PACO’, olha, que remédio bom, diminuiu muito ! Ah, parabéns pelo site, muito perfeito !

  258. Oi Doutora, td bem? Eu quebrei um dente lá atras (não sei se é o siso ou não), mas e o penultimo dente. Esta suuuper quebrado mesmo, eu terei q extrair. Gostaria de saber quantos dias ficará dolorido? Eu posso trabalhar mesmo apos ter arrancado? Ou preciso de repouso? Quantos dias? Obrigada, desde já 🙂

    1. Thays, depende do tipo de trabalho que você faz. Se você não costuma carregar peso ou fazer grande esforço físico, pode trabalhar normalmente. O pós-operatório às vezes é meio “dolorido”, mas nada que não se controle com um analgésico (que seu dentista irá prescrever). Em 1 semana você já deve estar recuperada.

  259. Olá. Ontem dia 03/07/2013, extrai um terceiro molar inferior que perturbava-me já há alguns dias. Bem, depois da extração que durou cerca de quarenta minutos e muito esforço por parte do doutor que teve que quebrar o dente todo, percebi ele conversando com outro dentista e dizendo que “teve que tirar um pedaço de osso”, o que ele quis dizer com isso?. Bom, a minha recuperação está sendo ótima, não sinto dor nenhuma e não inchou nada, apesar do trabalhão que deu, somente alguns hematonas na língua e bochecha… rsrsrss

    1. Isso é muito comum, Paulo. Seu dentista teve que remover, com uma broca, um pouco de osso em volta do dente para conseguir extraí-lo. Mas não se preocupe, isso faz parte do procedimento e não prejudica você em nada.

  260. Doutora, tenho 18 anos e ontem (03/07/13) extrai os 4 sisos. Até agora não senti dor alguma, mesmo depois do pós-cirurgico, apenas alguns incomodos como a sensação de estar mastigando minha gengiva, talvez por estar muito inchada ainda. Isso é normal? Com quanto tempo todos esses sintomas passarão e eu poderei fazer tudo que eu fazia antes?

    1. Matheus, seu pós-operatório me parece excelente, considerando que você fez 4 extrações na mesma sessão. Sim, pelo inchaço local é comum morder em cima da gengiva ou da bochecha. Geralmente, em 1 semana os sintomas pós-cirúrgicos se resolvem (ou são bastante amenizados).

  261. Oi, extraí o único siso que, de acordo com o dentista, era preciso… Ele estava deitado e passou a doer, durou 1 hora a “cirurgia”, achei que teria descanso, mas a dor é pior do que a que sentia antes, na sexta-feira (28.06), fui e tirei, ao chegar em casa, quando passou a anestesia, e olha que tomei umas 20 ! haha’, doeu insuportavelmente, eu chorei de berrar e soluçar, tomei os remédios que o dentista mandou, na dose e horários certos, e a dor passa e volta, mas agora parece mais com uma dor de dente normal, dá pra suportar. Só que hoje é terça (02.07) e ainda sinto dor… ligo pro dentista, ele diz que é o quadro normal, por causa da demora e das complicações já que estava deitado e tinha duas raízes… mas pergunto aqui, é normal? Quando vai terminar a tortura? 🙁

    1. Ketlen, algum desconforto é esperado no pós-operatório, principalmente se foi preciso remover osso (certamente o seu caso). Talvez seja o caso de trocar a medicação analgésica ou adequar a dose. Converse com o seu dentista sobre essa possibilidade.

  262. Oiee, primeiro quero parabenizar pelo seu site e tbm quero deixar minha experiencia aqui ^^. Bom, eu tenho que tirar os 4 sisos pq estao sobre o nervo :s, eu nao achava necessario pois nao sinto dor nenhuma, mas minha dentista explicou que posso sentir futuramente e esta bem, optei por tirar :). Ja tirei o primeiro de cima mas eu implorei pra dentista tirar o de baixo junto, mas ela disse que ia ser meio sofrido porque os de baixo estao presos ao osso e ela prefere tirar um de cada vez, hj (30/06) ja faz 4 dias que tirei o primeiro e graças a Deus tudo certo, nao senti dor nenhuma, e ainda acho que podia muito bem tirar 2 juntos, pois estou com coragem e ja pronta pra tirar o segundo de cima, mas com medo de tirar os de baixo pela forma que ela explicou como vai ser o procedimento, mas eu aguento tirar 2, mas fazer o que, terei que sofrer 4 vezes rsrs, mas eu repito que a primeira cirurgia foi ótima e a recuperação tbm ;).
    Mais uma coisa, no segundo dia da cirurgia eu ja consegui comer comida normal, mas eu tomo cuidado para mastigar de um lado só, e eu praticamente sou viciada em usar listerine, mas a dentista disse que nao pode por enquanto, entao tive a ideia de diluir a pasta de dente com um pouco d’agua e fazer bochecho, mas devagarzinho pra nao forçar os pontos, a gente se vira com que pode rs. Eu tive ate que esconder o listerine pq quando olho pra ele da vontade de usar rsrs.
    Muito obrigada. ^^

    1. Bom saber que está indo tudo bem, Anny, você está em boas mãos :). Quanto ao bochecho, o problema não é o Listerine, mas o ato de bochechar, em sim, não importa se com enxaguante bucal, água, ou “água com pasta de dente”. Nas primeiras 48 horas após a cirurgia é PROIBIDO, ok?! Depois, até pode, mas bem de leve. Isso porque bochechar pode remover o coágulo, que é um tecido de cicatrização que se forma no local de onde o dente foi removido, o que pode gerar muitos problemas.

      No mais, fico aqui torcendo pela sua recuperação e pelo sucesso das próximas extrações. 🙂

  263. Boa tarde Dra. Ana, eu venho acompanhando aqui, e noto que muita gente tem “problemas com os pontos…” no meu caso, eu retirei meus pontos há uma semana, mas hoje, eu passei a lingua no local da extração no dente superior e notei a presença do ponto… creio que a propria medica não viu, pois minha boca/mandibula é bem pequena… eu ja sofri bastante pra tirar os pontos, e não quero voltar lá… a questão é, existe algum risco de eu não tirar aquele ponto? Isso pode me causar algum problema? Ou não tem problema?

    1. Larissa, deve até cair sozinho, mas o ideal não é contar com isso. A presença do ponto favorece a retenção de resíduos alimentares e placa bacteriana. Seria bom sua dentista removê-lo.

  264. No caso os meus sisos inferiores estão nascendo, apenas um está doendo… é normal?
    Já os superiores que já saíram ha mais de um ano e nasceram inteiros, eu não preciso extraí-los né?

    1. Lorena, nem todo dente (ou dente do siso) que nasce, dói. Portanto é normal não doer, o “anormal” é quando dói. Mas só porque dói não é razão pra extração, depende do caso. Quanto aos seus sisos superiores, se eles nasceram por completam e não incomodam você, não deve haver razão pra extraí-los.

  265. Olá Doutora, no meu caso os meus dois dentes do siso da parte de cima já nasceram e estão “comigo” já faz pouco mais de um ano… eles nasceram inteiros e não me incomodam em nada.
    Já os dois de baixo estão nascendo agora, e estão doendo muito! Eu uso aparelho, e gostaria de saber se é preciso eu tirar os sisos antes do aparelho, ou se eu usar a contenção corretamente e retirá-los um pouco depois de tirar o aparelho os dentes entortam do mesmo jeito?

    1. Lorena, se os seus sisos inferiores tiverem indicação de extração e estiverem doendo, o melhor é extraí-los já (por uma questão prática). Mas se esses sisos não interferem no tratamento ortodôntico, eles podem, sim, ser removidos só depois do término do tratamento. Essa ideia de que os sisos “entortam” os outros dentes é bem polêmica (até entre os dentista), eu particularmente não compartilho dessa opinião.

  266. Dra. Ana, eu notei que em cima ficou o “buraco” e além disso, quando passo a lingua la em cima, sinto um “fio” só que não tem ponta… não sei se é ponto… e se for ele cai sozinho? =/ quais os riscos?

    1. Pode ser um ponto e pode cair sozinho. Se persistir, procure seu dentista pra ver se é um ponto mesmo, sendo, remover.

  267. Então doutora, o resto de comida não saiu não… =/ então eu deixo fechar com “os restos” de comida la? Ou isso pode me dar alguma infecção mais pra frente?

    1. Seu próprio organismo se encarregará de expulsar esses resíduos, Mariene. Fique tranquila, pela sua descrição não vejo razão pra pensar em infecção.

  268. Olá Dra. Ana, li a maioria dos posts…
    Parabéns pelo Blog e site, além da tua paciência e profissionalismo. Uma pena q vc ñ tenha consultório em Porto Alegre, pois ser teu cliente / paciente deve ser excelente… enfim… 🙂
    A minha situação é semelhante dos demais casos já vistos aqui. Extraí um siso inferior incluso no lado direito, no dia 28/05, bem como um segundo molar superior do mesmo lado. Tudo correu bem. Porém, quando fez 1 mês disso (29/06) iniciou um inchaço no local da extração do siso e o trismo, com dificuldade de abrir a boca, somados à dor/dormência (em grau menor). Isso incomoda desde então. Continuo tomando Citoneurim 5000 por recomendação desde as extrações e tylenol desde que o trismo e o inchaço surgiram. Segunda agendei c/o dr. para avaliar isso, mas queria saber se há paliativos pra diminuir a dor e o inchaço. Bom trabalho e obrigado.

    1. Obrigada, Ivan. 🙂

      Bom, você já está tomando analgésico, o que deve controlar a dor. Agora é preciso avaliar o que está causando essa reagudização do caso… se for por causa de alguma infecção, por exemplo, será preciso entrar com medicação antibiótica. Pode ser, também, que o problema seja articular (o que é menos provável). Enfim, seu dentista vai ter que reavaliar pra entender o que está acontecendo e proceder com o tratamento adequado.

  269. Boa tarde doutora, eu acompanho seu blog ha um tempinho e me ajudou muito… *-* enfim, me tira um duvida? Eu retirei meus pontos há 3 dias, e notei a presença do buraco e tals e quando fui ver notei que tem resto de comida la… tentei tirar mas não consegui… ja se passaram 2 dias apos eu ter tentado “cutucar” mas eu to notando que ele ta fechando sabe? Meu medo é: e se ele fechar com o resto de comida que tem la dentro? O que pode acontecer? Ou não tem problema? E agora doutora ???:(