Os sisos entortam os outros dentes?

Siso "empurrando" os outros dentesUma dúvida muito comum, talvez a maior “lenda” que envolve a Odontologia. Será que os terceiros molares, quando nascem (ou tentam nascer), têm força pra entortar os outros dentes? Nem os dentistas concordam. Minha opinião é: não.

Independentemente da minha opinião, é fato: quando os sisos nascem alguns dentes entortam. Então o que acontece?

O assunto é bem controverso, mas artigos científicos(*) sobre o tema, em sua maioria, indicam que não: os sisos não entortam os outros dentes. O que acontece é uma série de coincidências, e quem leva a culpa, quando não se analisam todas as variáveis, são os sisos.

Existem pelo menos 3 eventos que podem levar ao apinhamento de outros dentes e que ocorrem, também, na época em que os sisos nascem. São eles:

  • Menor desgaste entre os dentes: a mudança nos hábitos alimentares do ser humano leva a um menor desgaste dos dentes.  Atualmente, e isso se deve muito ao aumento do consumo de comida industrializada, os dentes sofrem menos desgaste que antigamente, pois não se exige tanto deles. Esse desgaste é tanto na parte incisal / oclusal (a que “morde”) quanto entre os dentes. Dentes mais largos precisam de mais espaço para se alinharem nos arcos.
    .
  • Estreitamento da face: nosso rosto fica mais estreito à medida que envelhecemos, tanto é que os ortodontistas costumam dizer que o apinhamento dos incisivos inferiores corresponde às “rugas dos dentes”. Uma face mais estreita oferece menos lugar para os dentes se alinharem. E se combinarmos o item anterior (dentes mais largos) com este (face mais estreita), aí é que falta espaço e os dentes entortam!
    .
  • Crescimento terminal da mandíbula: mais ou menos na época em que os sisos nascem, a mandíbula (o osso que dá suporte aos dentes de baixo) dá uma “esticadinha”. Esse crescimento tardio pode causar o apinhamento dos dentes anteriores, o que muitas vezes é erradamente associado ao nascimento dos sisos, que “empurrariam” os dentes para frente.

Mas mesmo que os sisos não tenham uma ação ativa no apinhamento dos outros dentes, alguns dentistas acreditam que, quando o siso não existe (ou foi extraído de forma prévia), os outros dentes têm espaço suficiente pra se alinhar. É uma forma de se pensar, também. Além disso, no caso de um tratamento ortodôntico em que seja necessário levar os outros dentes para trás, pode ser preciso extrair os sisos, sim… mas o motivo não é a possibilidade deles “entortarem” os outros dentes após a remoção do aparelho, como geralmente se pensa.

(*) Artigo: The Effect of Extraction of Third Molars on Later Lower Incisors Crowding: A Randomized Controlled Trial (O Efeito da Exodontia dos Terceiros Molares no Apinhamento Tardio dos Incisivos Inferiores: Um Ensaio Randomizado Controlado) (NWT Harradine et al., 1998).

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Ortodontia

Marcadores:

237 comentários

  1. Boa noite doutora, eu gostaria de tirar uma dúvida… os meus dentes da arcada inferior, os de trás, formavam uma “escadinha” em que o último dente era o mais alto, e ia abaixando até chegar no canino. Quando se tem esse tipo de arcada, o correto é que a arcada superior também siga o mesmo modelo? Ou o correto seria que mesmo assim, a arcada superior seguisse uma linha reta? (Vista de lado). Obrigada pela gentileza e atenção.

    1. A tendência é que o arco superior siga o mesmo modelo, mas isso não quer dizer que esteja correto. Depende do caso.

  2. Boa noite doutora. Doutora, é verdade que sisos inclusos podem “empurrar” os dentes que estão perto deles? Se sim, eles podem fazer isso mesmo que ainda estejam bem no “fundo”, mais longe dos últimos dentes já erupcionados? Obrigada!

    1. Como deixo claro no texto, não compartilho dessa opinião, Gi. Não, os sisos não “empurram” os outros dentes quando nascem (muito menos se estiverem longe, com espaço de sobra).

  3. Dra, extrai os quatro sisos há mais ou menos uns cinco anos por motivo de inflamações, hoje sinto que meus dentes estão ficando espaçados. Gostaria de saber se tem ligação uma coisa com a outra… E também tenho uma coroa, se for o caso de corrigir com uso de aparelho, ela atrapalharia ?
    OBS: meus dentes sempre foram alinhados, tenho 24 anos.

    1. Dayani, não sei que dentes estão ficando espaçados, mas em princípio não tem nada a ver com os sisos que você extraiu. Se a coroa que você tem é com pino, apoiada na raiz de um dente, por exemplo, essa raiz pode ser movimentada normalmente com aparelho. Procure um ortodontista pra avaliar.

  4. Dra. Ana Tokus, minhas saudações cordiais, eu tenho 36 anos e tenho uma dúvida que está me inquietando, fiz a radiografia de todos os dentes e foi constatado que os dois dentes do siso da arcada inferior nasceram inclusos, sendo um em posição horizontal e outro angular, não sinto nenhum desconforto nas regiões, preciso da sua opinião sobre o assunto, pois será que se eu não me submeter a extração dos mesmos pode haver complicações a longo prazo? Desde já agradeço pela atenção e gentileza.
    Abraço.

    1. Pode, Fabiana. Sisos inclusos e posicionados como você descreve pode começar a reabsorver as raízes dos segundos molares, levando à necessidade de extrair não só os sisos (que são os terceiros molares), mas também os segundos molares. Mas essa é uma possibilidade, não uma certeza… cada caso é um caso. Há uma pequena possibilidade da associação de dentes inclusos com alguns tipos de cistos, então há uma recomendação geral de extração. Mas aí vale a avaliação do seu / sua dentista a respeito da relação custo-benefício pra você no que tange à remoção cirúrgica desses dentes. Se ele(a) achar que o melhor é acompanhar e reavaliar periodicamente em vez de extrair, ok. Sem problema.

  5. Doutora, tenho uma duvida, me ajudaaa!
    Eu tirei o aparelho fixo mes passado, e coloquei o aparelho de contenção, mas acabei perdendo e vou ter que fazer o molde de novo, isso vai demorar uns 2 meses, será que meus dentes correm risco de entortar?

    1. Marisa, sim. Durante esse tempo pode haver alguma movimentação dentária não desejada. Se der pra “apressar” a confecção da nova contenção, melhor.

  6. Ola doutora, usei aparelho fixo por três anos, meus dentes ficaram perfeitos e alinhados, atualmente uso há 3 anos meu aparelho móvel. Vou arrancar meus 4 sisos, mas não com o dentista que tratava do aparelho e sim com outro profissional. Entao estou morrendo de dúvida!!! Sera que se eu arrancar os sisos meus dentes vão entortar?? Mesmo eu usando meu aparelho móvel em cima e a contenção embaixo??

  7. Boa noite, meus dentes sisos nunca nasceram, tenho 44 anos e o ano passado fiz um canal no mastigador inferior, alguns meses depois sinto meus dentes inferiores entortando. O que devo fazer?

  8. Boa noite Dra, eu extrai 2 dentes do siso, 1 inferior e 1 superior, após a extração do siso inferior (que foi bem complicada) percebi que o dente anterior ao siso ficou torto e levantado, gostaria de saber se e normal ou aconteceu algum incidente na hora da extração, como devo proceder ?

    1. Lucas, como o dente ao lado é usado como apoio durante a extração, ele pode ficar meio dolorido e com sensação de “alto” por uns dias. Mas via de regra isso se resolve com o passar dos dias, mesmo espontaneamente.

  9. Eu extrai um siso na terça dia 20/09 e foi tudo normal, em no máximo 2 horas já havia parado o sangramento, não senti dores nem nada… A médica me receitou amoxicilina e dexametasona, e na quarta e quinta feira também tive essas crises de soluços que duraram o dia inteiro… Olhei a bula da Dexametasona ontem e vi que os soluços podem ser uma reação adversa ao medicamento, e por minha conta deixei de tomar… Passei essa noite inteira sem dormir, soluçando direto… Hoje desde as 07 da manhã os soluços pararam, mas ainda sinto um desconforto na região do estômago, mas pelo menos consegui me alimentar normalmente. Acredito que tenha sido a dexametasona mesmo que tenha provocado essa crise (que confesso, é algo bem chato e inconveniente).

    1. Pois é, Edson… algumas pessoas já relataram aqui esse efeito adverso da dexametasona. Provavelmente a responsável pelos soluços foi ela, mesmo.

  10. Olá, meus 4 sisos estão nascendo, percebi que um dente meu está torto para dentro e sinto um desconforto no local. Já que a causa disso não é o siso, posso deixar eles quietinhos nos lugares deles? Ou precisa tira-los?

    1. Thaís, se não houver indicação de extração desses dentes (pelo motivo que for), eles podem ficar onde estão. Mas cada caso é um caso, procure um dentista pra avaliar.

  11. Como a Sra pode dizer que os sisos não entortam os outros, se assim que os sisos começam a nascer, VOCÊ SENTE ELES EMPURRANDO OS OUTROS DENTES E AUTOMATICAMENTE ENTORTANDO ELES.

    ?!?!?!?!?!?!?!?!??!!

    1. E você dizer que SENTE isso prova o quê? No momento temos 2 lados: você com o que você sente e eu com embasamento científico (explicado direitinho no post). Cada um acredita no que quiser. 🙂

  12. Oi, eu já terminei meu tratamento ortodôntico há algum tempo, e recentemente meus sisos nasceram, e eu percebi que meus dentes de baixo foram “empurrados” para frente. Após a extração dos sisos, eles irão voltar pro lugar ou talvez será necessário o uso de aparelho novamente?
    Obrigada!

    1. Ana, os sisos não empurram os dentes pra frente, isso é coincidência (eu expliquei isso direitinho no post). Não, extrair os sisos não vai fazer esses dentes voltarem para o lugar, seria preciso usar aparelho novamente.

  13. Boa noite Dra. Ana. Iniciei recentemente um tratamento ortodôntico e o profissional que está fazendo o meu tratamento me disse que tenho que extrair os meus dentes do siso superiores. Porém eles já nasceram, não me incomodam e não há nenhum problema com eles como cáries ou outro tipo de problema. Apenas o do lado direito superior que está torto mas como disse, não me atrapalha em nada. Inclusive na época em que extraí meus sisos inferiores, o cirurgião bucomaxilofacial me disse para eu não extrair meus sisos superiores pois daria uma sustentação na minha mordida.
    Além disso, também me disseram que terei que extrair um dente incisivo inferior frontal.
    Será mesmo necessária essa extração?
    Estou querendo abandonar o meu tratamento ortodôntico pois não quero extrair os meus sisos e muito menos um incisivo inferior frontal, somente por conveniência ortodôntica.

    1. Marcelo, seu ortodontista explicou a razão pela qual indica extrair seus sisos? Alguma justificativa há, talvez ortodôntica. Quanto à extração do incisivo inferior, dependendo do caso e do seu perfil facial, pode ser necessária, sim (não tenho razão pra duvidar que seja, pelo seu relato). Se você não quer extrair nenhum dente por motivo ortodôntico, havendo indicação, sugiro que interrompa o tratamento e remova o aparelho. Converse com o seu ortodontista.

  14. Eu uso aparelho ha quase um ano, e meu dentista disse que preciso extrair os 4 dentes do siso, pois assim que eu tirar o aparelho eles podem empurrar os dentes e desalinha-los, mas ele está cobrando uma fortuna. Se eu não extrair os sisos e eles não nascerem, os meus dentes podem ficar desalinhados depois que tirar o aparelho?

    1. Weronnica, como explico exaustivamente no texto, na minha opinião isso não acontece. Mas mesmo assim, por outras razões, pode haver indicação de extração dos seus sisos. Vale a avaliação do dentista a respeito.

  15. Boa noite Doutora, sinto dor de cabeça todos os dias, especialmente a noite. Minha ortodontista disse que a dor é devido aos sisos estarem próximos ao nervo, então terei que extraí-los, ela disse também que eles não vão mais nascer por não ter espaço pra eles saírem, tanto os sisos de cima com os de baixo da arcada. Minha dúvida é: como eu vou tirar os sisos da arcada inferior, por conta das dores de cabeça, e já que os sisos da arcada superior não vão nascer, vai ter algum problema em deixar eles lá? Eu ainda sinto a pontinha dos dentes quando passo a língua no lugar onde eles deveriam nascer. Obs: tenho 19 anos.

    1. Izabella, vale a avaliação da sua dentista a respeito. Dentes inclusos, via de regra, têm indicação de extração… mas não dá pra dizer que seja obrigatório, depende do caso.

  16. Boa noite, gostaria de saber se com o aparelho odonto pode mover o dente do siso para o segundo molar, arranquei o primeiro molar inferior, e gostaria de mover o segundo molar para o primeiro e o dente do siso para o segundo molar. Tem como ?

  17. Boa noite, doutora! Sempre tive um sorriso bonito, mas agora meu siso inferior esquerdo está nascendo e tenho notado umas mudanças. Além de uma aparente mobilidade de todos os dentes inferiores esquerdos da arcada, os mais frontais já começam a aparecer mais apertados e um já está relativamente torto. Na gengiva tem umas bordas avermelhadas em todos eles e a dor está insuportável e constante. Não quero perder meu alinhamento dentário e minha mãe não ouve meus apelos quanto a necessidade de ir ao dentista urgente. Será que a tendência é só piorar?

    1. Ingred, como explico no texto, os sisos não entortam os outros dentes quando nascem (e o porquê disso não acontecer está no texto). Não acho que a tendência é piorar, mas há um problema AGORA, então você precisa ir ao dentista agora. Sua mãe não ouve seus apelos porque a dor é em você, não nela. Complicado…

  18. Dra. coloquei aparelho tem uma semana, e ontem percebi que um dos meus sisos tão nascendo, e agora? Vai ter que extrair os sisos? obs: meu dentista deixou os dois ultimos dentes sem aparelho.

    1. Amanda, depende. Nem sempre há indicação de extração dos sisos, cada caso é um caso. Converse com o seu dentista.

  19. Oi, td bem? Meus 4 sisos estão totalmente “deitados” e coloquei aparelho ortodôntico esses dias. A ortodontista me disse que terei que retirá-los durante ou ao final do tratamento para que meus dentes não desalinhem de novo. Você acha que isso pode acontecer? Não quero fazer nenhuma cirurgia a não ser que seja realmente necessário, um cirurgião me explicou que é um processo bem delicado, que pode atingir um nervo e minha boca entortar para sempre. Outra coisa, existe a possibilidade de meus dentes se alinharem somente com a retirada dos sisos? Obrigada e parabéns pelo blog! 🙂

    1. Amanda, como explico no texto, minha opinião é de que os sisos não entortam os outros dentes… mas pode haver indicação de extração deles da mesma forma, depende da situação. Não, a simples remoção dos sisos não vai alinhar os seus dentes.

  20. Boa noite Dra.,
    Primeiramente, parabéns pelo Blog. São poucos que realmente se interessam em perder seu precioso tempo ajudando ao próximo. Retirei 2 sisos nesta sexta. Ontem e hoje, estou com uma crise de soluços insuportável. Gostaria de saber se a Sra. já descobriu algo sobre em suas leituras. PS: Caso ajude em suas investigações, estou tomando Dexametasona (4mg, de 8/8h, 3d), Nisulid (100mg, 12/12h, 5d) e Amoxicilina (500mg, 8/8h, 7d).
    Att,
    Leonardo.

    1. Fico feliz em ajudar, Leonardo. 🙂 Que interessante isso… mais uma pessoa relatando crise de soluço depois de extrações dentárias. Mas não há nada na literatura, até onde eu sei, sobre isso. Aí como você citou a Dexametasona, fui procurar a bula do Decadron, que é à base de Dexametasona, e lá consta como uma das reações adversas do uso do medicamento o soluço! Então, provavelmente a causa é essa. 🙂

  21. Olá! Tenho uma dúvida e ficaria muito agradecida se me ajudasse. Tenho 18 anos e visitei uma dentista em minha cidade para saber sobre a extração de siso e ela me explicou vários pormenores, inclusive disse q quando se tira um siso inferior, é necessário tirar seu correspondente superior pois esse msm perde sua função. Ela me indicou tirar dois de cada lado por vez. No entanto escolhi fazer essa extração nas minhas férias, na cidade de meu pai, e procurei um novo dentista que me indicou tirar somente os sisos inferiores, pois são os q costumam dar mais problema. Nunca ouvi alguém q tirou os dois inferiores somente e de uma vez, ou os superiores. Não senti muita confiança nesse último dentista. Devo confiar e fazer a extração como ele diz? Obs: no momento só o siso inferior esquerdo incomoda.

    1. Stefani, realmente, quando se extrai um siso, o dente antagonista perde sua função, então faz todo sentido extraí-lo. Mas não é obrigatório… depende da avaliação do dentista a respeito. Você não faria mal em extraí-los, e se eles não forem extraídos, será preciso acompanhar pra ver como eles vão se comportar… pode acontecer deles começarem a extruir, ou seja, saírem da gengiva por falta do apoio do dente de baixo. Nesse caso, o melhor seria extrair, mesmo. Enfim… converse com o seu dentista.

  22. Bom dia, nenhum dos meus 4 sisos me incomodam, porém apenas um deles não coroou totalmente e está meio torto (lado direito inferior).
    Minha dúvida é: posso extrair apenas este e permancer com os outros?

    1. Em tese sim, Lidiane. Mas cada dente é uma situação diferente… talvez os outros 3 também tenham indicação de extração. É preciso avaliar cada caso em separado.

  23. Bom dia, no dia 03/02/2016 extrai 2 dentes sisos, sendo um inferior e outro superior, e 1 quarto molar na parte esquerda. Ontem dia 12/02 fui retirar os pontos e onde foi extraído o siso inferior ficou aberto o meu dentista pediu para que eu fizesse uma limpeza com o periogard. Me pediu que colocasse ele em uma seringa de 10ml e injetasse o produto lá dentro e depois de 5 dias retornasse nele. Gostaria de saber se isso e normal ou pode ter acontecido algo de errado no procedimento.

  24. Olá doutora!

    Uso aparelho fixo há 2 anos, meu ortodontista disse que precisarei arrancar meu sisos. Minha dúvida é: o siso do lado direito da minha boca é tortinho, mas o do lado esquerdo não. Queria saber se nesse caso seja necessário extrair só o do lado direito ? Ele ainda está dando um prazo para ver se dos dois saem mais, para se necessário realmente extrair…

    1. Não dá pra afirmar isso, Letícia. Há várias razões pra se extrair um siso além dele ser “tortinho”… e não sei qual é a indicação no seu caso. Converse com o seu ortodontista.

  25. Oi doutora.
    Tenho 17 anos e meu siso está começando a nascer do lado direito, e só tem uma ponta aparecendo, eu uso aparelho fixo ha quase 3 anos e estou com medo de que ele possa atrapalhar no alinhamento dos outros dentes que já estão praticamente prontos. Será que vou ter que extrair? Que problemas eu posso ter?
    Obrigado 🙂

    1. Thalia, como explico no texto, não compartilho da opinião de que os sisos, ao nascerem, entortem os outros dentes (e explico as razões disso no post). Pode ser que seus sisos tenham indicação de extração sim, mas não por esse motivo. É questão de avaliar.

  26. Boa tarde, dra.
    Precisarei retirar os dois sisos superiores. Já retirei os inferiores e na ocasião da extração de um deles, meu dentista sugeriu para que esperasse os dentes de cima “apontarem” para que seja feita uma extração simples, ao contrário do que foi realizado nos dois de baixo.
    Uma das pontinhas de um dos sisos nasceu e posso sentir a outra perto de nascer. Minha pergunta é: quanto tempo posso esperar para retirá-los a fim de que eles não “empurrem” os outros dentes? Pois seria muito inconveniente retirá-lo agora perto das festas de fim de ano, e também sendo que parei com o contraceptivo hormonal hoje. Será que dá para esperar algumas semanas sem que ele cause dano ou devo tirá-lo imediatamente? Obrigada pela atenção. 🙂

    1. Problema nenhum em esperar, Beatriz. E mesmo que eles nasçam, eles não vão empurrar os outros dentes. Como explico no texto, isso não acontece.

  27. Olá doutora, tenho uma duvida, coloquei aparelho recentemente, quase três meses, tive que arrancar dois dentes, 18 e 15 se não me engano, tenho mordida aberta e cruzada, então minha médica me disse que conseguiria arrumar um pouco da mordida cruzada com o aparelho e fechar a mordida aberta, no entanto ela disse que é necessario que eu tire o siso de cima, só que eu estou um pouco receosa, não tenho condições de tirar agora e também acho que com o buraco da extração dá para mexer nos dentes sem a necessidade de mexer no siso agora, além de que sai muito caro extrair nessa clinica. Será que há necessidade de se tirar o siso sendo que o espaço deixado pela extração é na minha opinião suficiente para conseguir alinhar os dentes por enquanto? Obrigada.
    Ah, ela disse que a parte de baixo do aparelho só funciona se eu arrancar os siso de cima e que se eu não arrancar o mais rapido possivel o aparelho de baixo vai ser praticamente inutil. Não acho que seja assim, por isso, tenho duvidas se não estão querendo desbancar 600 reais que eu não tenho ou se realmente o aparelho não funcionará se eu não arrancar.

    1. Bea, existem condições pra que o tratamento ortodôntico se desenvolva bem. Essas condições podem ser extrações, cirurgias gengivais, uso de aparelhos ortopédicos ou outros dispositivos. As condições que a sua dentista coloca são plausíveis / possíveis, mas não posso afirmar a necessidade delas apenas pelo seu relato. Eu acho que se você não confia nela, fica difícil fazer o tratamento. Ela tem mais conhecimento que você a respeito, e eu ainda prefiro dar o benefício da dúvidas para as pessoas… pra um leigo as coisas podem parecer muito mais simples do que realmente são.

  28. Olá Dra.

    Tenho 21 anos, nunca usei aparelho, meus dentes estão certinhos, mas a minha “mordida” é torta, e sei que devo usar aparelho para arrumar isso, mas agora estão nascendo os sisos do lado direito, e vejo uma mudança, onde aparenta ter deixado minha mordida mais torta ainda, os sisos estão nascendo no lugar certinho, devo esperar todos nascerem para colocar aparelho, ou arrancá-los, mesmo que não estejam me incomodando…

    Aguardo resposta,
    Obrigada

    1. Jaine, você deve procurar um ortodontista pra avaliar a necessidade de extrair os sisos. E, havendo necessidade, a extração não precisa, necessariamente, ser feita antes da instalação do aparelho… depende do caso. Pode não haver necessidade de extração, também, já que você relata que há espaço para os sisos nascerem.

  29. Olá dra. Ana! Vi alguns relatos de pacientes com soluções após extração do siso. No final da tarde do dia 5/11/15 extrai os 2 sisos superiores que ainda me restavam. Foi um procedimento bem tranquilo e rápido. Tomei bastante sorvete e iogurte nos dias 5 e 6 e não tive nada de inchaço. Ontem (7/11/15) no final da tarde, começou uma onde de soluços muito forte e só para quando eu começo a me alimentar. Achei bastante curioso, pois nunca tive uma crise de soluço tão prolongada, visto que já estou até com dor no do peito pelo excesso de soluços. Realmente é um caso a ser estudado. Como não sabemos definitivamente como acabar com ele, minha pergunta é a seguinte: há uma correlação dos soluços relatados até o momento com a localização dos sisos extraídos, ou sabe-se a duração média dos soluços para estes pacientes que tiveram este quadro (pois não aguento mais)?

    Obrigado!

    1. Willian, não existe essa correlação oficial, mas pela quantidade de leitores que estão relatando esse sintoma pós-operatório, já estou começando a achar que possa haver uma relação. Assim como não se sabe a causa desses soluços, não se sabe, também, a duração das crises.

  30. Boa tarde, Dra. Ana!

    Tenho 23 anos, iniciei meu tratamento por volta dos 14 e encerrei aos 17. Usei muitos tipos de aparelho; inclusive máscara e extrai 4. Meus dentes eram super tortos, e o resultado do tratamento foi muito bom.
    Porém há alguns meses eles começaram a entortar, na parte frontal inferior e estou com a impressão que a superior também. Somente 1 ciso nasceu, superior esquerdo, meio torto, mas não sinto nenhum tipo de dor ou incômodo; e pelo que li no seu blog eles não causam esse efeito.
    O que poderia ser a causa? E seria possível desentortar somente com aparelho móvel, ou terei que iniciar o tratamento com o fixo novamente?

    Obrigada pela atenção!

    1. Bárbara, pela sua idade, a causa pode ser o crescimento terminal da mandíbula, como explico no texto. No caso dos dentes superiores, se você não usa contenção, a possibilidade dos dentes desalinharem um pouco sempre existe. Uma possibilidade de aparelho removível pra corrigir isso é o Invisalign, se não, só colocando o aparelho fixo novamente.

  31. Boa noite Dra. Ana, tenho 33 anos e preciso de um aconselhamento, meu dente incisivo lateral direito da parte superior é torto para dentro desde criança, antes de nascer o siso gostaria de colocar aparelho, fiz uma panoramica e o dentista falou que seria necessário a extração dos dois sisos superiores, é preciso mesmo extrair os dentes do siso, não tenho coragem de passar por esse procedimento, gostaria de fazer o tratamento sem a extração, seria possível em algum ramo da odontologia, também pensei em arrumar esteticamente com faceta, seria aconselhável? O que você acha Dra. Ana, por favor me dê uma orientaçao, pois este dente me incomoda esteticamente. Obrigada.

    1. Tatiana, se os dentes não precisarem ser levados para trás e, portanto, não seja necessário usar o espaço dos sisos, não há razão pra extração do ponto de vista ortodôntico. Porém pode haver indicação de extração por outro motivo, até porque, aos 33 anos, os sisos não vão mais nascer. Se não houver o espaço adequado ou se o seu lateral estiver muito fora de posição, fica inviável corrigir com faceta.

  32. Dra., tenho 28 anos e tem cerca de dois anos que o canino esquerdo e de baixo, entortaram muito para frente, antes eles eram praticamente certos, meus dentes da frente entortaram muito. Isso é normal nessa idade? Fui na dentista com o intuito de colocar aparelho e sempre achei que teria que tirar os sisos antes de colocar, pois sei que eles são os quatro inclusos na horizontal e a dentista disse que iria ver ainda a documentação, pois não está pronta ainda, mas que ela só indica a retirada quando retirar o aparelho. O fato deles estarem na horizontal não prejudica o tratamento? E dizem que quanto mais tarde pior é para retirar o siso, não é?
    Você acha que devo colocar o aparelho primeiro? Não faria demorar mais o tratamento não tirar? Não vou ficar muito velha para tira-los? E dois anos de aparelho não é muito tempo para ficar de aparelho para arrumar só dois dentes?

    1. Lais, nenhum tratamento ortodôntico corrige só 2 dentes. Embora os demais pareçam alinhados, não quer dizer que estejam… e não é só questão de alinhamento, mas do encaixe da mordida (oclusão). Então é mais complexo que isso, embora a sua queixa seja apenas desses 2 dentes. A extração dos sisos não precisa ser feita antes do tratamento ortodôntico, só precisaria se os dentes tivessem que ser levados para trás, o que exigiria usar o espaço dos sisos. Da mesma forma, o fato deles estarem posicionados horizontalmente não prejudica o tratamento. Os sisos podem ser extraídos em qualquer idade, não fica mais difícil com o tempo, não. Não é comum que os dentes entortem bruscamente na sua idade, há algum fator que causou isso e que precisa ser identificado (trauma oclusal, problema periodontal, etc.).

  33. Boa noite, Dra. Ana!!

    Na segunda feira dia 26 fiz uma extração dentaria de um siso horizontal, numa clinica aqui na minha cidade, nunca tinha passado por uma extração antes e foi bastante traumático, meu siso possuia 3 raízes, ao fragmentar o siso, segundo a cirurgiã, havia uma pequena fenestração na mandíbula e uma das raízes acabou se perdendo em algum lugar da minha gengiva, (segundo ela a raiz estava saudável), foi feito de tudo para localizá-la mas não conseguiu, foi radiografado ainda com a incisão aberta e nem sinal da raiz, manipulou bastante minha gengiva e nada de achar a raiz, para não haver lesão nos nervos, resolveu então após fazer uma enxertia na fenestração, pois o risco de fratura era e ainda é grande (motivo pelo qual terei que seguir uma dieta pastosa por uns 40 dias), suturar a incisão, mas o que mais me preocupa foi essa raiz ter se perdido, se pode acarretar algum problema, segundo a cirurgiã por se tratar de uma raiz sadia não haveria problema e o organismo se encarregaria de eliminar ou encapsular, mesmo assim estou com medo de ter alguma complicação ou risco de infecção por causa disso, semana que vem quando eu retirar os pontos ela vai me ancaminhar para fazer uma tomografia para localizar a raiz e terei que fazer um acompanhamento periódico dessa raiz, por mais que ela me tranquilize, estou apavorado… qual sua opinião sobre isso? O que devo fazer? Também tenho apresentado soluços que passam temporariamente e depois voltam, não sei se não pode ser pelo resfriamento do diafragma devido a dieta liquida fria ou os medicamentos. Muito obrigado pela respostas. Fico no aguardo, muito bom esse seu blog!

    1. Adriano, acontece. Não sei que tamanho tem esse fragmento de raiz mas, se é pequeno, às vezes é inviável localizar durante a cirurgia, mesmo. E sendo pequeno, não deve causar nenhum problema pra você, é só questão de acompanhar, mesmo. A tomografia vai mostrar a lozalização dele, e uma possibilidade é que ele esteja no espaço submandibular. Sua dentista vai avaliar o exame e considerar a necessidade de remoção dessa raiz.

  34. Bom dia Dra. Ana!

    Na quarta-feira dia 22/10/15, extrai 4 sisos, não tive como repousar as 48 horas recomendadas, desempenho atividades administrativas, sem esforço algum, porém, desde ontem 23/10, estou com um soluço que não passa definitivamente, passa por um tempo e depois volta com força total, mal dormi essa noite.
    O que a falta de repouso total pode acarretar?
    Vi que já respondeu um caso de soluço em pós-extração, mas achei interessante perguntar também, pois essa coincidência pode estar relacionada a outro problema (não que eu deseje isto), e desencadear o soluço. O que acha? Não seria um caso a ser investigado?

    Desde já agradeço atenção!

    Sucesso!

    1. Wellington, como você percebeu, você não é a primeira pessoa que relata ter soluços no pós-operatório. Oficialmente, não há qualquer relação entre uma coisa e outra. Mas confesso que ando curiosa a respeito… seria apenas coincidência mesmo? Vou estudar a respeito. Acho que vale a pena investigar, sim.

    2. Tirei dois sisos sabado dia 24/10/15 e aconteceu a mesma coisa comigo. Desde domingo dia 25/10/15 to com um soluço que não passa, alias passa mas volta e estou assim desde então…
      O que eu faço? Ja tentei de tudo mas isso sempre volta, socorro…

      1. Felipe, queria sugerir alguma coisa que resolvesse o soluço, mas realmente é algo inusitado e sobre o que eu pretendo pesquisar mais. No consultório nunca um paciente fez essa queixa pra mim, mas aqui no blog algumas pessoas relataram isso, assim como você.

  35. Ontem extrai dois dos meus 3 molares, faltam dois ainda, sendo que um desses que faltam está deitado. Preciso dizer, minha cirurgia foi tranquila demais, espero que as outras também sejam, eu nao senti nada, e o pos operatorio só doeu quando a anestesia saiu, e a dor durou mais ou menos 3 horinhas… Comi sopa morna, tomei muito sorvete e fiz bastante compressa com gelo…

  36. Olá, primeiramente queria parabenizar pelo site adorei, muito esclarecedor ! Estou com uma duvida, usei aparelho durante 3 anos, já retirei o aparelho e uso contenção na arcada inferior ! Fui ao dentista porque estava com os dois sisos do lado direito nascendo, fiz uma radiografia panorâmica que identificou os dois sisos inferiores na horizontal, minha dentista solicitou que extraísse os 4 dentes! Por motivos financeiros estava pensando em extrair somente os que estão nascendo já, e deixar os inclusos pra daqui uns 2 meses! Quero saber sua opinião, eu li sua opinião sobre entortar os dentes, mas no caso dele estar incluso na horizontal e eu usar a contenção embaixo tem alguma possibilidade de entortar nesses 2 meses, por ele estar na horizontal, pois pretendo esperar pra extrair os do lado esquerdo ! Obrigada.

  37. Boa noite! Por favor me ajude com algumas dúvidas. A ~ 1 ano apareceu uma íngua no lado direito do pescoço. Esta íngua não dói, porém, até hoje ela não desapareceu. Hoje tenho 33 anos de idade e o detalhe é que até certo tempo atrás meus dentes do siso ainda estavam crescendo, e todo interior da boca estava muito inchado. Teve um período também que minha úvula estava muito inchada e vermelha e tinha dificuldade com a saliva. Fui ao médico que me receitou um tratamento com um anti-inflamatório não esteroidal, mas não resolveu. Atualmente a minha boca ainda continua inchada (inclusive a gengiva próxima aos dentes do siso), a garganta fica irritada as vezes, mas o problema com a saliva melhorou. Além disso, os dentes do siso pararam de crescer, porém, a impressão que eu tenho é que ele pressionou bastante os demais dentes. A minha dúvida é qual especialista procurar? Um otorrinolaringologista ou um oncologista? Será que pode ser um problema com a tireóide? Amígdalas? Ou um linfoma? Ou pode ser causado pelos dentes do siso? Desde já agradeço.

    1. Aloisio, tudo isso por estar sendo causado pelos dentes do siso. Eu acho que o ideal é procurar um dentista pra confirmar – ou afastar – essa hipótese antes de pensar em qualquer outro diagnóstico.

  38. Olá Dra, primeiramente gostaria de parabenizá-la pelo ótimo trabalho prestado no site, segundo, fiz 22 anos, já passei por tratamento com aparelhos e retirei dois dentes do siso da arcada inferior que estavam inclusos durante o tratamento com aparelho, depois de alguns anos de ter terminado o tratamento fui fazer uma consulta pra saber a situação dos dentes da arcada superior, meu dentista pediu um raio X e disse que estava tudo bem, que os dentes do siso não iriam interferir em nada no meu tratamento e que a retirada dos mesmos seria opcional, hoje, depois de 8 meses dessa consulta, sinto meus dentes apontando e peço a sua opinião, devo tirar outro raio X, voltar ao dentista ou não preciso me preocupar? Já estão alguns milímetros em erupção e não sinto dor nem incômodo algum, obrigado, e uma ótima semana!

    1. Fábio, se os sisos superiores estão nascendo sem problemas, ok! Caso você note alguma alteração, procure seu dentista, mas se não, eles devem nascer normalmente.

  39. Ola Dr° eu tenho uma grande dúvida:
    Eu tenho 17 anos e meus dentes sempre foram espaçosos e eu sempre achei feio, sabe. Já pensei em colocar aparelho para meus dentes ficarem juntos e bonitos, mas minha mãe disse que quando nasce o dente siso (juizo) os outros dentes naturalmente se juntam. Isso é verdade?
    Obs: minha mae é somente uma dona de casa. Caso precisa ver meus dentes eu mando foto, okay?

    1. Filipe, isso não acontece. Como explico no texto, os sisos não empurram os outros dentes para frente quando nascem. Procure um ortodontista pra avaliar.

  40. Oi, tenho 16 anos e o meu siso está nascendo agora, mas estou com medo dos outros dentes desalinharem, pois já usei aparelho. Tem algum perigo de entortar? Senti que tem um grande espaço para o desenvolvimento dele e quando estiver “grande” vou remover.

    1. Beatriz, como explico no texto, na minha opinião esse risco não existe. E se há espaço para o siso nascer, não acho que você precise se preocupar.

  41. Olá Dra, então fui no dentista, bati a radiografia, e encontrei uma situação bem complexa do lado direito inferior da minha arcada, o segundo molar esta 100% deitado e logo abaixo o siso de forma paralela, esta deitado tambem, como se estivesse indo em direção aos dentes, minha dentista falou que teria que extrair o segundo molar e o siso, eu confio na opinião dela, mas gostaria de saber a sua opinião tambem. Se for o caso poderia postar até o trecho da radiografia atraves de foto.

        1. Recebido! É que para os comentários que eu recebo NO BLOG, meu compromisso é de responder em até 72 horas. Mas por e-mail, pode demorar bastante, porque recebo MUITOS e-mails, e sou uma só, a resposta depende da minha disponibilidade… vou respondendo como consigo. Vi seu e-mail, é caso de extrair os 2, mesmo, o segundo molar e o siso.

          1. Muito agradecido pela sua disponibilidade, Dra.
            Muito bom o blog, várias informações que ajudam muito e ainda mais essa disponibilidade de tirar dúvidas.
            Parabens.

  42. Ola! Extrai meus sisos direitos ha mais ou menos um mes, criou uma espicula no siso inferior. Anteriormente ja havia extraido os sisos esquerdos e tive espicula no inferior. Fui na dentista e ela fez uma raspagem, so que teve que fazer um ponto que me machucou muito, pois ficava perto da lingua, n conseguia falar, comer, beber. Agora senti a espicula inferior direita e vi q ela diminuiu, preciso realmente fazer a raspagem? Nao esta me incomodando, nao quero sofrer de novo, hehe obrigada pela atençao.

    1. Alicia, se não está incomodando você, não precisa mexer, necessariamente. A não ser que seja uma espícula solta, aí seria bom remover. Se for só o osso que ficou um pouco “pontudo”, isso deve se resolver com a cicatrização.

  43. Olá Ana, estou começando um tratamento ortodôntico e um dentista me disse que eu não precisaria retirar e um outro dentista me falou que eu precisaria remover, pois não tinha espaço para movimentação dos dentes. Nesse caso não sei em qual acreditar e gostaria de saber se você acha alguma das formas melhor. E também se a retirada dos sisos pode resolver esse problema.
    Obrigada.

    1. Paula, remover quais dentes? De qualquer forma: provavelmente seu caso é limítrofe, ou seja, pode ser realizado com ou sem extrações. Caso seja sem estrações, seus dentes vão ficar um pouco mais projetados pra frente, mas ainda assim o alinhamento é possível. A extração dos sisos pode ser necessária caso seja preciso levar seus dentes para trás.

  44. Minha prima perdeu o segundo molar do lado esquerdo e direito, ela queria saber se o siso que vai nascer pode ser puxado para frente para virar segundo molar ?

  45. Olá, tenho 21 anos, e até então meu segundo molar inferior direito não tinha nascido, todos os outros sim, porém agora esta nascendo um dente no lugar dele, está nascendo de forma inclinada “pra cima” dos outros dentes, é provavel que seja o siso ou o segundo molar mesmo?
    Outra questionamento ainda sobre o nascimento desse dente é que meu incisivo central inferior direito ele ja é um pouco torto, na posição da linha media ele fica um pouco pra dentro, até passando um pouquinho a linha, depois que o dente começou a nascer, o incisivo central inferior direito deu a impressão que ele ta incomodando mais o incisivo central superior esquerdo, como se tivesse entortado mais e quando fecho a boca fica atritando.

    1. Pedro, suspeito que você não tenha o segundo molar permanente (agenesia) e seja o siso, que é o terceiro molar, que está nascendo no espaço do segundo. Quanto ao apinhamento nos anteriores inferiores, mais ou menos na sua idade acontece o crescimento terminal da mandíbula, e provavelmente é isso que está entortando seu incisivo central. Procure um ortodontista pra avaliar.

    2. Sua opinião, o que é o melhor a fazer? A extração ou colocar ele na posição do segundo molar? Levando em consideração que seja o siso mesmo, e eu não havia percebido, mas o dente acima dele, não sei se segundo molar ou siso, também está nascendo agora, e também torto, só que indo em direção a bochecha. Ja vi seu post sobre puxar o siso para o lugar do segundo molar, no caso não teria tanto trabalho, creio eu.

      Qual seria o prejuízo em não ter o segundo molar, levando em consideração que existe o superior?

      1. Em se tratando de um siso inferior, levá-lo pra posição do segundo molar é uma movimentação trabalhosa e que talvez não dê certo, dependendo do caso. Como você não tem o segundo molar, se estiver disposto a tentar, ok. Mas talvez o melhor seja extrair e fazer implante, mesmo. Vale a avaliação do seu dentista quanto a isso.

        Quando um dente não tem o antagonista (o correspondente a ele no arco oposto), a tendência é dele extruir (“sair da gengiva”) pra ocupar parte do espaço do dente perdido. Eu falo sobre isso aqui –> https://medodedentista.com.br/2012/01/a-falta-que-um-dente-faz.html

    1. Marcio, durante a cirurgia você estará anestesiado, vai sentir o dentista “mexer”, mas não vai sentir dor. O pós-operatório varia, algumas pessoas não sentem nada de mais, outras têm uma recuperação mais demorada mas, via de regra, é tranquilo, basta repousar e seguir as orientações pós-cirúrgicas do dentista pra não ter problemas.

  46. Bom pessoal, estou aqui para dizer que a extração dos sisos “não é um bicho de 7 cabeças” igual eu pensava. Sou muito medrosa, ansiosa, e estava mt tensa no dia da extração pelo medo que tenho de agulha e por ter ansia qdo sinto gosto de sangue, por este motivo meu dentista me deu um comprimido (calmante) para me deixar meio sonolenta e junto c a anestesia usou algo (que nao sei o nome) que bloqueia o sangue… nao sangrou nadinha durante o procedimento. Extrai os sisos inferior e superior do lado esquerdo, meu rosto não ficou inchado, não senti dor nos 3 primeiros dias após a extração, mas no 4 dia doeu um pouco e além do anti-inflamatorio e do antibiotico q eu já estava tomando, meu dentista mandou eu tomar Toragesic (a dor passou totalmente no 6 dia). Acontece que agora, quase 1 mes após a extração, estou sentindo meus dentes próximos aos sisos que foram extraidos, doloridos, sensíveis, não consigo comer deste lado pois qdo mordo dá tipo um choque que suponho ser sensibilidade. Isso é normal doutora, mesmo já tendo passado quase um mês da extração?

    1. Obrigada, pelo testemunho, Andresa. Sim, pode ser considerada normal essa sensibilidade nos demais dentes mesmo depois de 1 mês, isso se resolve com o tempo.

  47. Dra. tenho 28 anos e ha mais ou menos de 25 dias pra cá venho sentindo um desconforto, uma dorzinha tolerável no lado esquerdo, canto superior da boca, até ai tudo bem, mas de uns 10 dias pra cá venho percebendo um mau alinhamento nos meus dentes, como se eles tivessem entortando. Fui ao dentista e o mesmo disse que tenho um dente siso já com 80% de fora e que esse danado está desalinhando todos os meus outros dentes, inclusive os da frente. Será que realmente isso é possível, um dente entortar todos os outros? Outra coisa, preciso fazer essa cirurgia com urgência para evitar que entorte ainda mais meus dentes? Agradeço desde já e parabéns pelo site.

    1. Marfilho, como explico no texto (você leu?), eu não compartilho da opinião de que os sisos, aos nascerem, entortem os outros dentes. Pode haver indicação de extração dos sisos, sim, mas não porque eles possam entortar seus outros dentes. Converse com o seu dentista.

      1. Obrigado dra.,
        Eu já conversei com meu dentista e o mesmo disse exatamente isso, que meus dentes estão sendo empurrados pelo dente siso e está desalinhando todos, por isso estou procurando uma segunda opinião. Curto muito seus artigos, parabéns!

  48. Olá Dra. Ana Tokus. Eu extraí um dente superior há bastante tempo (inclusive o espaço já foi fechado com o uso de aparelho).
    Gostaria de saber se é possível recolocar o dente extraído? Já ouvi falar em enxerto ósseo, não sei como funciona. Queria saber se depois de bastante tempo ainda é possível colocar de volta e ficar com todos os dentes normalmente.

    1. Talli, possível até é. Mas vai dar um trabalhão e, se o espaço já está fechadinho, não vejo vantagem alguma. Qual era o dente?

      1. Não sei se ela retirou o primeiro pré-molar ou o segundo pré-molar…

        Mesmo sabendo que daria um trabalhão, quanto tempo custaria o tratamento. Independe do tamanho da arcada, é possível? (no caso de arcada pequena, ainda assim seria possível expandir)?

        Ps.: Tenho atualmente 20 anos de idade.

        1. Procure um ortodontista pra avaliar, Talli. Não tem como sugerir um valor sem examinar você. Esse tipo de intervenção é totalmente excepcional, sinceramente nao conheço nenhum caso em que o dente foi extraído, o espaço fechado e, depois, o espaço aberto novamente pra fazer implante.

  49. Olá, eu já retirei três sisos, restando apenas o superior do lado direito do meu rosto, nunca senti dor nele, e olhando para a radiografia, aparentemente não o vejo torto, e pelo tamanho acredito que já tenha atingido seu tamanho final. A minha pergunta é, o fato de já ter extraído o siso de um lado do rosto e deixar o do outro lado, pode causar algum problema como por exemplo “entortar os dentes” por não haver um equilíbrio, ocasionando uma pressão para o lado que eu retirei o outro siso ? Ou eu posso deixá-lo, já que ele não está torto e nem me incomoda ?
    Desde já obrigado !!

    1. Guilherme, a extração do siso de um lado não obriga à extração do siso do outro. Por outro lado, seu dentista deve ter justificado a indicação de extração desse dente pra você… o que ele disse? Porque deve haver uma razão pra ele ter sugerido a extração.

  50. Olá Dra. Também tenho algumas dúvidas quanto a minha arcada dentária. Vamos lá.
    Eu tenho 19 anos, e meus dentes “definitivos” sempre foram bem retinhos, e minha mordida (quando fecho totalmente a boca) sempre encaixou perfeitamente.
    De uns dias pra cá, eu percebi que quando fecho a boca totalmente, é como se não encaixasse perfeitamente como antes, sinto que os dentes incisivos inferiores estão “fora do lugar”.
    Será que pode ser o caso de “Estreitamento da Face” como a Dra. citou? Pois nunca usei nenhum tipo de aparelho, e nunca pensei que precisaria. Qual a sua sugestão? Devo ir a um dentista e cogitar usar um aparelho, somente para esses dentes de baixo, ou talvez o problema possa estar em minha mordida?
    Obrigado e continue com o ótimo trabalho!

    1. Ah, e esqueci de lembrar… Meus dentes do siso de baixo estão nascendo ha alguns meses, beeem lentamente, e percebi que os de cima começaram a aparecer agora também, mas até o momento não sinto dores nem nenhum incômodo…

      1. Como explico no texto, não compartilho da opinião de que os sisos, ao nascerem , entortam os outros dentes.

    2. Matheus, pode ser, sim! Eu acho que vale a pena fazer avaliação com um ortodontista, talvez nem pra usar aparelho, mas pra colocar uma contenção e manter os seus dentes em posição.

  51. Olá Dra. Eu retirei dois sisos do lado direito do rosto, um superior e um inferior. No dia da cirurgia estava bem, sem dores, leve inchaço, no dia seguinte pouca dor e um pouco mais de inchaço. Do terceiro dia posterior a cirurgia até hoje, quinto dia, tenho sentido dores insuportáveis e desenvolvi a parestesia. Só me dei conta de verdade no quarto dia em que percebi que a falta de sensibilidade no queixo e em parte dos lábios já não eram efeitos de anestesia ou inchaço. Sinto que só tenho piorado.

  52. Boa tarde Drª. Ana Tokus, tenho uma duvida que esta me incomodando muito, eis a situação: estou usando aparelho ha 3 anos, e na próxima semana irei retira-lo, a minha dentista me impôs que só seria possível a retirada do mesmo se eu retirasse os meus sisos, pois segundo ela, eles podem comprometer a posição dos meus dentes, empurrando-os. Mas pelas minhas pesquisas, e segundo o texto acima, não é provável que isso aconteça. Não quero retirá-los pois, além de não incomodar, eu já retirei 4 dentes antes de por o aparelho, e nem me sinto confortável com o agulhão da anestesia na minha boca :'( . Quero uma segunda opinião, e se concordar comigo… como convencer a minha dentista a tirar o aparelho sem precisar de outras extrações?

    Desde já agradeço, bjs.

    Atenciosamente, Smith Stocllos De Oliveira Cardoso

    1. Smith, essa é uma questão controversa e, como você leu no texto, não é da minha opinião que os sisos “entortam” os outros dentes quando nascem. Se é hora de remover seu aparelho, ele tem que ser removido… não existem “condições” ou “imposições” pra isso. Se houver algum outro tipo de indicação para a extração dos seus sisos, ok, mas se não houver e você não quiser extraí-los, não vejo como obrigá-lo. Deixe claro pra sua dentista que você está ciente dos “riscos”, mas que mesmo assim não quer fazer as extrações. É um direito seu.

  53. Tenho 32 anos e perdi meus primeiros molares inferiores quando tinha 14 anos, por causa disso os dentes correspondentes superiores desceram bastante… o dr me sugeriu colocar mini-implantes na parte superior para voltar os dentes, e mini-implantes na parte inferior para unir os dentes sem precisar de implantes e retirar os dois sisos superiores… Será essa opção melhor que colocar implante???

    Estou com medo de retirar os sisos… sera esse o tratamento ideal pro meu caso com mini-implantes????

    1. Patricia, são alternativas. Usar mini-implantes nos superiores para intruí-los é uma ótima ideia, costuma funcionar bem esse tipo de mecânica. Fechar os espaços inferiores é uma possibilidade, mas não é algo fácil nem rápido de se fazer… embora o uso de mini-implantes facilite isso. Vale a avaliação do seu dentista.

  54. Ola doutora, tenho sentido meu dente de baixo se movimentando quando passo a lingua nele ou dependendo do movimento que faço com a boca, fui ao dentista ela me passou uma radiografia panoramica digital pra eu fazer, levei a radiografia pra ela olhar, ela disse que meu dente de siso esta nascendo torto e esse pode ser o motivo de estar sentindo essa sensação estranha no dente, pode ser isso mesmo doutora? Espero resposta, pois estou preocupada, tenho muito medo de perder os dentes, pois acho que cada dente tem sua função, então queria saber se pode ser por esse motivo mesmo que estou sentindo essa sensação de mobilidade no dente. Obrigada desde já.

    1. Dara, pode ser sim. Os dentes não são fixos diretamente no osso, mas entre o osso e a raiz há uma série de fibras que formam o ligamento periodontal, que fornece um certo “amortecimento” ao dente. Talvez essa mobilidade que você sente seja só isso. De qualquer forma, se você achar que a mobilidade está aumentando, procure novamente seu dentista pra verificar.

      1. Obrigado doutora, assim fico mais aliviada, mas ta marcado pra tirar o dente de siso, espero que depois da retirada do dente meus dentes voltem ao normal, sou muito medrosa, principalmente quando se trata dos meus dentes, então espero que voltem ao normal. A sensação de mobilidade é só quando passo a lingua, mas quando aperto com a mão ele esta bem firme.

          1. Sou muito medrosa, meus dentes são tudo pra mim, tenho muito medo de perde-los, mas vou tentar ficar mais tranquila, obrigada doutora *-*

  55. Dra. Boa noite. Meu siso nasceu torto, virado toltamente para o lado da bochecha, lado direito, dentes superiores. Acontece que o terceiro dente, anterior ao ciso, esta preto, dolorido… resultado de um mau procedimento de canal. Acontece ainda que ja sofri muito com esse dente e pensei em extrair esse dente, com o intuito de chegar o penúltimo dente para o local desse que tenho vontade de extrair e dar espaço para alinhar o siso.
    Seria isso possível? Extrair um dente e puxar os outros dois dentes subsequentes? Sendo siso o ultimo?

    Att

  56. Olá! Uma dúvida.
    Sempre tive a dentição perfeita… Mas há um bom tempo (quase dois anos) venho reparando que o meu primeiro dente de baixo (incisivo central, acho que é o nome), está entortando e ficando cada vez mais para frente. Antes os dentistas falavam que eu nao precisava me importar, mas está ficando cada vez pior! Tenho 23 anos e os sisos desde os 18/19. O resto dos meus dentes são certinhos.
    O que está acontecendo? Precisarei de aparelho?
    Obrigado.

    1. Max, seu relato exemplifica bem o que eu digo no post. Seus sisos nasceram lá pelos 19 anos, mas só agora, aos 23, é que você tem um incisivo central inferior entortando… isso está acontecendo por causa do crescimento terminal da mandíbula, como explico no texto, e não por causa dos sisos. Não é um problema em si, a não ser esteticamente. Se você quiser corrigir, só com aparelho ortodôntico. Mas não é algo obrigatório.

  57. Oi, tirei meus 4 sisos de uma vez só, mas o dente do lado parece estar mole, na hora da extração o dentista deu uma apertada nele, ainda nesse lado está muito inchado e tem uma bolinha meio dura, o que sera q aconteceu, obg.

    1. Mariana, os sintomas que você descreve são comuns após a extração dos sisos, o inchaço, a sensação de “caroço”… e o dente ao lado do extraído pode ficar meio sensível e com mobilidade, porque é usado como apoio durante a cirurgia.

  58. Olá, doutora. Tenho 32 anos e nunca extrai meus dentes do siso. Eles nunca “apareceram”, estão “dentro” da gengiva (desculpe-me, não sei o termo certo para essa condição), e os dentes de baixo estão deitados. Apesar disso eles nunca me incomodaram, nunca doeram, infeccionaram, nada. Eu nem senti eles nascerem, só sei que estão lá porque fiz raio x. Acontece que meu dentista insiste que eu deva tirá-los pois diz que podem causar danos futuros. Será que existe mesmo necessidade de tirá-los? Não quero gastar dinheiro à toa!!

    1. Juliana, quem determina a necessidade de extrar os sisos é o dentista, mediante avaliação clínica, radiográfica, etc.. Em tese, dentes inclusos (dentro da gengiva) assintomáticos e que não coloquem em risco outros dentes, não precisam ser removidos. Mas existem outros fatores que podem levar à decisão pela extração. Eu falo sobre isso mais especificamente aqui –> https://medodedentista.com.br/2012/10/e-preciso-mesmo-extrair-os-dentes-do-siso.html

  59. Boa noite,

    Usei aparelho fixo 2 anos e agora uso um aparelho removivel transparente nos de cima só à noite. Acontece que nos de baixo fiquei com um genero de aparelho na parte interna sempre fixo, não poderei tirá-lo viste que já passou 3 anos apos a remoçao? Havera possibilidade de entortarem?

    1. Marta, o que você descreve é uma contenção inferior fixa. Se você já passou dos 25 anos, a chance desses dentes entortarem um pouco ao remover a contenção diminui, mas ainda existe. É fato que um dia você vai acabar removendo a contenção, mas quanto mais você puder usa, melhor. Eu usei a minha por uns 6 anos, quando removi (e eu já tinha passado dos 30), os dentes não entortaram. Mas, claro, cada caso é um caso.

  60. Doutora, tenho 20 anos e usei aparelho fixo durante cerca de 1 ano e meio (sem ter retirado nenhum dente). Já o retirei há pelo menos 6 anos e desde então uso só um aparelho móvel para dormir e os meus dentes sempre se mantiveram completamente direitos. Há cerca de um mês comecei a sentir o formato do dente do siso na gengiva do lado esquerdo em cima e desde há 2 semanas que um dos cantos do dente já rompeu a gengiva. Pelo menos para já, não tenho qualquer tipo de dor ou inflamação, como muita gente se queixa, no entanto parece-me que o dente vai nascer torto e tenho muito medo que o nascimento deste dente entorte os outros. É provável que isso aconteça? Há alguma forma para prevenir que isso (sem ter de o retirar)?

    1. Ana, se houver espaço para o sisos nascer, ele nascerá sem problemas, apenas continue usando a contenção removível. Seria bom fazer uma avaliação junto ao dentista do posicionamento dos 4 sisos, pra ver se é benéfico pra você a extração de algum deles.

  61. Dra. Boa tarde !

    Uso aparelho ha 6 anos, e agora minha dentista disse que tenho que extrair os 4 dentes do siso, pois quando tirar o aparelho os dentes irão voltar como antes, devo tirar mesmo ? Mas além disso tenho outra dúvida, com 6 anos usando aparelho nunca coloquei a banda, isso é normal, não usar banda ?
    Aguardo uma breve resposta, desde já obrigada.

    1. Thalia, não tenho como afirmar a necessidade – ou não – de extrair seus sisos só com base no seu relato. Mas, como explico no texto, não compartilho da opinião de que os sisos entortam os outros dentes se não forem extraídos.

      Nem sempre as bandas são utilizadas, depende do caso.

  62. Olá Dra. Meu filho de 15 anos usa aparelho fixo ha 2 anos e usou um no céu da boca, nem sei por quanto tempo, junto com elástico pra corrigir a mordida. Agora sua dentista veio me dizer que ele precisa extrair 4 dentes e colocar outro aparelho pra impedir que o maxilar inferior cresça. Não sei o que fazer, existe mesmo esse aparelho?

    1. Silvana, não sei de qual aparelho especificamente sua dentista fala, mas sim, existem aparelhos para esse fim. Se você confia na dentista do seu filho, não há razão pra se preocupar.

  63. Olá, Dra.
    Usei aparelho ortodôntico por 4 anos e há um ano que uso o móvel superior (tirei o inferior e estou esperando o móvel). Os meus 4 dentes sisos nasceram e a dentista falou que será preciso extraí-los. Perguntei se esse espaço iria ocasionar o afastamento da arcada dentária e ela disse q não! É vdd mesmo que os meus dentes não iram se mover? Desde já, obrigada!

  64. Ola Ana, ha alguns meses eu estava comendo churrasco e mordi forte com meus dentes da frente, so que agora eu fecho bem a boca, aí quando eu abro e passo a lingua no meu dente dá tipo um click, e agora os meus dentes tipo movem, eu nao sei o que pode ser, to com medo de ficar sem dente e me incomoda agora pra fechar a boca, as vezes da uma dor, tenho dezoito anos, o q sera que houve? obg

    1. Fernanda, pode haver um problema periodontal (no osso e na gengiva em volta do dente) ou na própria raiz dele, que pode, inclusive, estar quebrada. Por isso é essencial que você procure um dentista o mais rápido possível pra avaliar, verificar o que está acontecendo e tratar de acordo.

  65. Oi Dra. Ana!
    Ha cerca de 6 meses notei um apinhamento nos dentes da frente, os dois centrais de cima e os quatro que ficam entre os caninos em baixo, o que me levou a procurar um ortodontista, que me pediu os exames e me indicou ao cirurgião para fazer a retirada dos sisos.
    Tem 3 dias (removi sexta pela manhã, hoje segunda) que removi meus 3 sisos (os dois superiores e o inferior do lado direito), pois me foi dito que o inferior tinha muita chance de ter cáries (algo a ver com gengiva mole(?) segundo o dentista que me atendeu) e os dois de cima viriam a machucar, sem nenhum embaixo. O do lado esquerdo não deu sinal de vida em nenhum dos exames kkkkkkkkkk
    Tive muuuuuuitas dores no dia da remoção, mesmo com a medicação. E um sangramento acima do normal, segundo o próprio cirurgião, que só nessa ocasião (liguei depois de 6 horas de sangramento moderado) me disse que a remoção do inferior foi complicada, pois o dente era muito grande e tinha 3 raízes, o que ele não era esperava.
    Hoje, depois de três dias de repouso total, fui buscar meu sobrinho na escola, e na hora da saída, ele acabou tropeçando e eu por instinto o segurei pra evitar uma queda feia.
    NA HORA, senti um desconforto e um leve gosto de sangue na boca, mas relevei, achando que era frescura minha. Cheguei em casa, jantei e fui escovar os dentes. Durante a escovação percebi que tinha alguma coisa errada e olhei no espelho, encontrei um “buraquinho” onde antes era o primeiro ponto.
    Dra. Ana, me desculpe abusar de sua paciência, mas estou assustada. Tenho medo de entrar algum alimento ali e infeccionar, pois já parei de tomar a nimesulida e estou apenas na amoxilina. Pra piorar, depois de amanhã, na quarta, o orto já quer colocar o aparelho.
    Não sei o que fazer. Estou assustada.

    1. Lia, parece que soltou um ponto, mas isso não é razão pra preocupação. Acontece e, geralmente, sem maiores consequências. Apenas continue com os cuidados que você vem tendo, não me parece que haja risco imediato de infecção pelo seu relato, até porque você já está tomando antibiótico.

  66. Olá Dra. Há uma semana estou com uma dor rara nos dentes inferiores da frente, começou parecendo uma sensibilidade e depois ficou mais forte e não consegui nem dormir; fui ao um dentista pensando que era uma gengivite, porém ele disse que estava aparentemente bem e que a dor que eu descrevia não concedia, já que eu não sentia sensibilidade quando ele espirrava aquele vento. Então fiz uma radiografia e mostrei a uma conhecida da família que disse que provavelmente era o dente do siso que se via torto. Todos meus dentes do siso já nasceram sem problemas; só falta o inferior do lado esquerdo. Não acredito que ele seja o problema e que esteja empurrando os demais já que todos se vêem normais. Tomei remédio pra dor dois dias agora e já quase não sinto nada. Não quero fazer uma operação desnecessária. Será preciso se a dor voltar?

    1. Paloma, também não vejo relação, em princípio, entre o siso e a sensibilidade nos seus dentes anteriores inferiores. Pode ser sensibilidade dentinária, uma nevralgia, etc..

  67. Bom dia, Dra. Ana.
    Eu tirei os quatro dentes do ciso no dia 28/01. Queria saber quando posso voltar a ir na escola, quando o meu rosto estará completamente desinchado e também quando vou poder voltar a me alimentar normalmente. Obrigada!

    1. Ana, se você está se sentindo bem, já pode ir pra escola. Apenas evite pegar sol no rosto e fazer esforço físico, pelo menos até a remoção dos pontos. Depois de mais ou menos 1 semana seu rosto já deve estar desinchado, embora algumas pessoas levem mais tempo. Quanto à alimentação, você não está proibida de comer nada, apenas tome cuidado com alimentos mais duros. É questão de bom senso, mesmo.

  68. Doutora, fiz extração dos 2 cisos do lado direito faz 4 dias.
    Você me recomenda algo para abrir mais a boca?
    Até quantos dias depois posso fazer atividades físicas, leves ou pesadas?
    Como fazer uma melhor higienização, já que a escova não entra na boca direito?
    Os pontos, diz minha mãe que não precisa ir no dentista tirar e que saem sozinhos, porém tenho dúvidas em relação a isso.

    Obrigado!

  69. Olá doutora, tenho uma dúvida, eu usei aparelho fixo por 3 anos, retirei ele faz 4, uso só o móvel desde então. Vou precisar extrair 3 sisos e gostaria de saber se devo continuar usando o aparelho móvel q uso atualmente ou se terei que fazer outro. Desde já agradeço.

  70. Gostaria de tirar uma duvida, a qual não está incluida acima. Usei aparelho dentario por cerca de 6 anos, meu caso era classe 6… deve ser de seu conhecimento! Porém, a extração dos sisos foram necessárias durante o tratamento! Mas já está concluido há 2 anos. Durante a mastigação, senti um leve incomodo na parte inferior no canto esquerdo da gengiva, quando dei um leve toque senti pouco dente! Pode ser o siso, estou preocupada de ter que voltar a usar o aparelho, pois a minha dentição está perfeita e com o surgimento desse siso estou amedrontada de que volte a dar errado todo o processo… tem chances desse siso modificar todos os dentes? Obrigada, boa tarde.

    1. Thábata, as classes de Angle são 1, 2 e 3… não tem 6. 🙂 De qualquer forma, como explico no texto, a minha opinião é que os sisos ao nascerem não entortam os outros dentes, embora as pessoas pensem assim.

  71. Olá doutora.
    Em uma consulta rotineira, resolvi procurar a ajuda de um dentista para corrigir o alinhamento de alguns dentes que eu acho muito feios. No caso, seria por estética, porque o dentista disse que minha mordida estava boa. Ele me pediu um exame de raio X panorâmico, onde observamos o terceiro molar inferior na posição horizontal e travado no segundo molar (muito parecido com várias imagens e figuras que tem neste blog sobre este assunto, em particular com a imagem de um raio X que aparece em outro tópico aqui no blog). O médico me explicou que não seria um procedimento simples para retirar este dente, porque está perto do nervo, teria que quebrar o dente. Fiquei com muito medo da cirurgia e fiz uma proposta a meu dentista: vamos começar o tratamento com o aparelho e neste tempo vamos monitorando o terceiro molar. Se for realmente necessário tirá-lo, vou ter que criar coragem para fazer. Já estou usando o aparelho ha uma semana, mas estou ansioso para saber. Será que daqui alguns meses vou precisar retirar este bendito? Ele nunca me incomodou, e se não incomodar posso deixar? Ele pode se tornar uma ameaça pra mim, não por estragar meu tratamento de alinhamento, mas infeccionando ou acontecer outra coisa? Vou ter que “monitora-lo” pelo resto da minha vida até que ele comece a dar um problema se eu decidir deixa-lo onde está?
    Obrigado e parabéns pelo seu trabalho.

  72. Doutora,
    Os meus 4 sisos já nasceram, não senti dor, porem percebi que os meus dentes começaram a entortar.

    Tenho a impressão que os sisos estão empurrando os outros para frente, fazendo que se entortem no meio, pois os de cima estão ficando para dentro (em fotos parece que tem um dente escuro por conta da sombra que ele gera por estar torto pra dentro) e os de baixo estão se cruzando.
    Isso pode ser por causa dos sisos?

    Ficaria muito feliz se fosse possivel a senhora respondesse a minha dúvida.

    Desde já agradeço!
    Att,
    Eduardo

    1. Eduardo, na minha opinião, não. Explico direitinho isso no texto, você leu? Há outras razões para os dentes entortarem, e a coincidência da época é que faz as pessoas “culparem” os sisos por isso.

  73. Doutora, gostei muito do seu post, e tenho uma duvida, há dois anos atrás fiz uma radiografia e o meu dentista falou que eu teria que tirar os quatro dentes do siso, já nasceram dois, e o primeiro está inteiro pra fora, e ainda tem espaço…
    Há como nesses dois anos, os dentes terem mudado de posicionamento?

    1. Daiane, sem dúvida, nossa oclusão (“mordida”) é dinâmica, os dentes recebem a influência de várias forças ao longo do tempo e vivem se “reacomodando”. Mas pode ser que a indicação de extração há 2 anos não tenha sido por falta de espaço, e sim por outra razão. Só seu dentista pode esclarecer o motivo.

  74. Ola doutora, tenho 4 sisos expostos. Os meus molares de baixo estao na radiografia todos voltados pra frente, dando a impressao de q os sisos os sufocam, deixando a raiz exposta e sensiveis. Os sisos periodicamente incham, e acumulam comida. Queria mto preservar eles. Sera que teria cirurgia pra remover essa gengiva de cima deles ou tenho msm que extrai-los? Ah, ja extrai os 4 pre molares e usei aparelho. Obrigada.

    1. Priscila, sim, é possível remover apenas a gengiva excedente. Mas essa é uma boa oportunidade pra considerar a extração dos sisos… entendo que você queira mantê-los, mas talvez isso não seja um benefício pra você… me parece que não, considerando o seu relato. É questão de avaliar junto ao seu dentista o que seria mais interessante no seu caso, a remoção da gengiva excedente ou dos dentes, em si.

  75. Desculpe, mas você está errada, removi os meus sisos ontem e tive que reposicionar um deles pois está empurrando todos os meus dentes e caso eu tirasse o aparelho, meus dentes iriam entortar novamente, entretanto, sua afirmação é falsa.

    1. Maria, você não apresentou nenhum argumento que embasasse a sua opinião além da sua experiência pessoal. Eu expliquei no texto que eventos são responsáveis pela aparente ação dos sisos de entortarem os outros dentes quando nascem. Desculpe, mas a sua experiência pessoal não é evidência científica e você não tem conhecimento técnico-científico pra afirmar que minha afirmação é falsa, pois me parece que não é dentista.

  76. Dra. Boa tarde!

    Estou iniciando um tratamento, e a minha dentista sugeriu a extração dos sisos superiores, só que estes dentes aparecem na radiografia panoramica mas nunca nasceram, é viavel eu extrair mesmo sem eles nunca terem saido, e como seria a cirurgia, a dentista vai rasgar minha gengiva? rsrs

    1. Thiago, é viável sim. Esses dentes são chamados de inclusos ou não-irrompidos, e sim, será preciso fazer um corte na sua gengiva pra removê-los. Mas não se preocupe, isso é comum, a maioria dos sisos com indicação de extração são inclusos.

  77. Nunca tive problemas com meus dentes, mas logo apos que os sisos começaram a aparecer eles foram “empurrando” os demais, acabou desalinhando os dentes de baixo.

    1. Os sisos não entortam os outros dentes, Marcos. Expliquei isso no texto, você leu? O que acontece é uma coincidência entre a idade que os sisos nascem e a época de ocorrência de outros fatores predisponentes.

  78. Olá Dra. Ana!

    Tenho os dentes superiores da frente separados, neste caso, se eu tirar os sisos terei risco de afastar ainda mais os meus dentes superiores? Obrigada.

    1. Não, Mai. Os sisos estão bem longe dos incisivos centrais, essas extrações não aumentariam os espaços entre os dentes anteriores.

  79. Olá Dra. Ana.
    Extrai dois sisos há três semanas. Os tecidos moles já estão bem cicatrizados, porém ainda existe um “buraco” no qual há acúmulo de placa e comida. Como não consigo escovar nesse local, gostaria de saber se posso jogar um jato de água com uma seringa para ajudar na limpeza. Obrigada.

  80. Olá, Ana! Tenho 16 anos e nunca fui ao dentista, porém o meu dente da frente começou a entortar, ou seja ele está indo para frente, às vezes mexo nele e a sensação é de que está mole, será que é impressão minha ou ele pode realmente cair? Por favor, me ajude!!! Estou morrendo de medo de ficar sem o dente da frente ;x

    1. Fernanda, provavelmente é só impressão sua. Dentes permanentes não caem assim “do nada”, a não ser por um problema periodontal (nos tecidos de suporte dos dentes, osso e gengiva) sério, o que é incomum na sua idade. Bom, de qualquer forma, tá mais do que na hora de fazer sua primeira consulta no dentista, né?! Vá tranquila. 🙂

  81. Bom dia Dra. Ana!

    Desde q meu terceiro molar inflamou foi criado uma fistula, ja extrai o dente, a fistula desinchou, mas com mais ou menos uma semana depois da extracao do dente, a fistula inchou, fui ao dentista ele receitou antibiotico, tomei e desinchou, mas agora inchou de novo. Ele disse q isso voltasse a acontecer teria q ir la para drenar. Pq a fistula custa tanto sarar? Lembrando q o buraco do dente nao infeccionou.

    Mais uma pergunta: eu posso espremer a fistula? pois o pus ta saindo devagar.

    1. Flavia, até pode. Mas o melhor é procurar o seu dentista, por causa da assepsia e porque pode ser preciso fazer uma pequena incisão na sua gengiva para o abscesso drenar por completo.

      A fístula demora pra sarar porque deve haver bastante pus acumulado que ainda não foi eliminado.

  82. Bom dia doutora, extrai o dente do siso inferior do lado direito. Porem os três dentes anteriores ao que extrai estão muito sensíveis. A Médica me receitou dipirona sódica durante 5 dias se houvesse dor onde foi extraído o dente.
    Porem não senti dor onde foi extraído e sim nos anteriores, já se passaram duas semanas que retirei e mesmo assim a dor permanece, não sei ao certo explicar mas parece que os 3 estão latejando e estou me sentindo bem incomodada. A doutora acha que tem algo relacionado? A minha dentista disse que com a extração do dente, a raiz que ficava encostada nestes dentes e que “protegia” retirou o esmalte e por isso está sensível. O que a doutora acha? Obrigada.

    1. Elidy, a dor em dentes próximos depois de uma extração é um sintoma bem comum. Isso se dá tanto por uma sensibilidade local quanto pelo esforço que foi colocado sobre esses dentes durante a extração. Costuma ser passageiro.

  83. Bom dia Dra. Ana!

    Esqueci de informar que nao foi ponteado o local do dente. Permanece a mesma dica, ou tenho q esperar a cicatrizacao total?

    Desde ja agradeco!

    1. Briana, seria bom aguardar pelo menos 1 semana, mais ou menos quando é feita a remoção dos pontos. Se você estiver se sentindo bem, sem dor, inchaço… ok.

  84. Boa noite Dra,
    Há três anos fiz um canal e não fechei, porém agora que tenho convênio consegui consultar. A doutora recomendou que além de tirar com urgência, disse que dez dias após a retirada do dente eu deveria fazer um enxerto, pois tenho um cisto que está afetando o outro dente. Ela olhou minha radiografia e constou que a cárie afetou o osso, além de haver o cisto.
    Quando cheguei em casa, comecei a ler nos sites de pesquisa que o enxerto é feito quando o paciente deseja fazer um implante.
    Será que a doutora está certa ou quer me ludibriar?
    Obrigada!

    1. Lica, o enxerto não é feito necessariamente em casos de implante, embora muitos casos de implante se utilizem dele. Fazer um enxerto nada mais é do que “colocar osso” onde falta, talvez o seu cisto seja grande, por isso a necessidade. Converse com a sua dentista e pergunte qual a razão que a levou a propor o enxerto. Ah, e mesmo que você não vá fazer um implante, é importante usar algum tipo de prótese (fixa ou removível), ok?!

  85. Boa tarde. Doutora, senti no meu palato mole umas bolinhas bem pequenas. Parece uma alergia, da uma sensacao áspera. O q pode ser? Algo grave? Sinto quando passo a lingua. A olho nu nao da de ver direito pois sao bem pequenas. E grave?

    1. Marcia, não dá pra dizer apenas com base na sua descrição. O palato mole não é bem lisinho mesmo, tem uma certa textura. Portanto, é possível que essa “aspereza” não seja nada além disso.

  86. Sou muito nervosa, ansiosa, tenho tique de morder minha boca quando me agonio, tenho tbm tendência hipocondríaca. Desde que vi torus no meu palato eu pirei (dentista falou que nao e nada serio o torus) mas mesmo assim eu olho minha boca quase diariamente, ja impliquei ate com minhas papilas. Visitei dentista duas vezes e ela falou que nao viu nada de errado na minha boca, fiquei com medo dela ter sido relapsa em algum momento… Mas ela falou que nao tinha nada e que nao era pra eu ficar olhando tanto, mas tive recaída… Vi esses pontinhos e pirei.

    1. Entendi, Ana. Mas olha, é como eu disse, não me lembra nenhum tipo de lesão séria. Procure conter a ansiedade (o que nem sempre é fácil, eu sei).

  87. Oi doutora,
    Percebi em minha boca uns pontinhos pretos, tres na verdade: na parte interior da bochecha, no palato duro por trás do dente quase e o outro tbm no palato. Sao mínimos, pontinhos mesmo, tipos micro sinais. Pode ser algo serio?

    1. Não Ana, não me parece nada sério. Na verdade, nem me vem à mente uma sugestão do que poderiam ser esses pontinhos… talvez, apenas pigmentações. Se alguma coisa mudar (os pontinhos aumentarem ou você começar a sentir dor, por exemplo), procure um dentista pra avaliar.

  88. Oi Ana estou com uma dúvida, é normal usar a broquinha no osso e no dente para facilitar a saida do 3º molar?

    1. Sem dúvida, Mariana. É muito comum, diria até que na maioria das extrações se utiliza dessas técnicas.

  89. Oi, tudo bem?
    Vou resumir minha longa historia com dentista:
    Usei aparelho fixo por 4 anos, tirei meus sisos, os quatro, tem pouco tempo, e logo depois tirei meu aparelho e fiquei com o móvel, porem depois que eu tirei meu siso meu queixo ficou torto, não sei bem como explicar, parece que meu queixo ficou de lado, não esta bem no centro, sabe? Não sei bem como explicar, pra resumir: meu queixo ficou torto depois que tirei os sisos, na primeira semana achei que era inchaço no rosto ou sei lá; vendo minhas fotos esta bem torto mesmo, e sem contar que as vezes escuto uns barulhos quando eu abro a boca, se eu for comer uma maçã por exemplo, ao morde-la dói meu lado esquerdo do rosto. Enfim tirei meu siso e só piorou minha vida, podia ter deixado ele quieto na minha boca. Então vamos as minhas perguntas: Tem como voltar ao normal, digo, voltar o queixo pro lugar? E outra, que médico eu procuro? um dentista mesmo? Um cirurgião?
    Isso tem salvação?

    ps.: Muito obrigada pela atenção, muito sucesso, sempre que penso em dentista penso no blog! kkkk

    1. Hitana, pode ser que, por causa das cirurgias (considerando que são recentes), haja um pequeno inchaço na articulação da sua mandíbula, num dos lados. Isso explicaria a dor e, principalmente, o “queixo torto”. Se continuar assim pelos próximos dias, procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar. A tendência, porém, é esse inchaço diminuir e o queixo voltar para o lugar.

      E obrigada. 🙂

      1. Quanto tempo demora para desinchar?
        Nos primeiros dias nem conseguia abrir a boca porq estava MUITO travado.

        Obrigada, MUITO obrigada!!
        Se não melhorar vou atrás de um medico! 😀

        1. Não há como saber, Hitana, até porque a gente nem sabe se o problema é realmente esse. É preciso aguardar alguns dias. Se persistir, procure um dentista especialista em DTM.

  90. Desculpe-me mas tá totalmente errado! Não sou especialista mas afirmo que o siso entorta sim. No passado dentista me orientaram a extrair os sisos a tempo antes de empurrar os outros dentes por falta de espaço ao crescerem. Eu sempre tive medo de dentista. E deixei rolar. Não fiz o tratamento ou melhor a extração. Os sisos estão crescendo e já começaram a empurrar os dentes. Hoje começou a empurrar mais ainda sinto desconforto e forte dores de cabeça devido a isso. E o pior que eu não posso fazer extração agora, pois estou estudando e próximo a exames de concursos. Tão logo possível vou ao dentista para fazer a extração.

    1. José, desculpe, mas o seu testemunho não é prova de que os sisos entortam os outros dentes quando nascem. Pelo contrário, o motivo disso pode ser qualquer um ou uma combinação dos motivos citados acima. Evidências científicas apontam no sentido de que isso não acontece. Mas se o seu dentista indicou a extração e você está disposto, ok.

  91. Dra. por favor me ajude!
    Estou ha alguns dias com um caroço do lado direito do pescoço, bem embaixo de onde fica o siso. Ele nasceu, mas tá bem torto, bem junto a bochecha, sempre senti um carocinho apalpando na pele do pescoço embaixo da mandibula, mas sempre achei que era por causa desse siso. Há dias esse caroço inchou de uma tal forma que nem pude sair mais na rua, diminuiu de ontem p hj bem pouco, mas continua inchado. Dói ao tocar, as vezes coça, mas o siso nao dói. Doeu um pouco assim que inchou e ficou mto sensivel, mas agora nao dói mais, só onde tá o caroço mesmo, no pescoço. Dra. vivo numa cidade mto pequena, aqui nao tem médico particular, se tem nao conheço, posso até ir p outra cidade, mas o que quero saber, se a sra puder me dizer, é se o siso pode provocar mesmo esse inchaço? Não sei se preciso de médico ou dentista! Não sinto dor se fico quieta, sinto um pouco quando mastigo. O dente tava mesmo dolorido e bem sensivel, mas hj nao esta mais e o inchaço diminuiu. Se for mesmo o siso, o que pode ser esse inchaço? Pode me dar uma orientação? Agradeço muito. Esqueci de dizer, sei que vai puxar minha orelha, mas tomei amoxilina e nimesulina que um farmaceutico me indicou.

    1. Adriana, esse caroço provavelmente é um linfonodo infartado, o que o pessoal chama de “íngua”. Se ele está inchado é porque seu organismo está se defendendo de uma possível infecção. Portanto, a amoxicilina faz muito sentido (embora o farmacêutico não possa prescrever de forma direta. Mas eu puxo a orelha dele, não a sua ;)), e provavelmente o quadro melhorou por causa da medicação. Enfim, de qualquer forma, a causa da infecção, que parece mesmo ser o dente do siso, ainda existe. Portanto, assim que possível procure um dentista pra avaliar… às vezes nem é o caso de ter que extrair o dente, apenas de algum procedimento local.

      1. Dra. sei que a sra nao me recomendaria nada por aqui, pq nao é certo. Mas é que estou a 3 hs do hospital, com apenas um onibus q sai as 6 da manha p lá. O que eu posso fazer (além de ir no dentista)? 🙁 A caixa de amoxilina acabou… o caroço hj está dolorido quando mexo a cabeça. Estou aqui chorando deitada, sozinha. Minha familia esta longe, meu marido no trabalho… nunca tive isso! Faz uma semana que nao saio na rua, tenho coisas p fazer, mas nao tenho coragem de sair assim… desculpa, foi mais um desabafo…. Por que demora tanto a desinchar? Sou uma pessoa saudável, nao tenho problemas de saúde, que raios tá causando isso… queria saber o que fazer… Por favor, dra, não se assuste, é que eu tô mto revoltada. Obrigada pela atenção, a sra é 10.

        1. Adriana, você “revoltada” é 100x mais educada do que muita gente que eu conheço ;). Fique tranquila, o seu desabafo é totalmente compreensível, e você tem toda razão. É como eu falei: o problema é que a causa da infecção ainda existe. Você TEM QUE PROCURAR um dentista… seja pra abrir esse dente e fazer um curativo, seja pra extraí-lo ou realizar outro procedimento de urgência. Juro pra você que se eu soubesse o nome de um remédio que garantisse que seu sofrimento cessasse, eu dizia pra você agora. O problema é que, num quadro agudo como o seu, nem remédio adianta. Você pode tomar um analgésico que esteja habituada pra tentar ter mais conforto enquanto não consegue atendimento, mas o intervenção de um dentista não é opcional. Não há um dentista na sua cidade que possa atendê-la agora (só para o procedimento de urgência mesmo, uma Unidade de Saúde, um pronto-socorro odontológico)?

          1. Acredito que não tenha, dra. Moro no interior da BA, já na divisa com Minas. Mas tem na cidade de Vitória da Conquista, a 3 hs de onibus! Só de pensar em sacudir 3 hs no onibus me dá desespero!!! :,(
            A área continua inchada, quente e meio avermelhada, to parecendo um monstro! Dói se mastigo ou estico o pescoço. Continuo tomando amoxilina, vamos ver no que dá até sexta. Muuuuuuuuuuito obrigada dra. pela atenção, a sra é show.

          2. Que complicado isso, Adriana :(. Fico torcendo pra que tudo se resolva e que você encontre um dentista por aí mesmo. Porque 3 horas de ônibus, com dor de dente, ninguém merece.

  92. Bom dia, Ana!

    Por favor, me ajude com umas dúvidas. Ontem à tarde passei pelo processo de extração dos sisos inferiores. Um deles foi necessário usar aquela broquinha para partir o dente. Não senti dor nenhuma durante ou após — tenho tomado os remédios certinho. Mas, quando cheguei em casa, sangrava bastante, a ponto de escorrer pelo canto da boca e queixo. O dentista falou para continuar usando a gaze para estancar, e é o que estou fazendo.

    Mas, ainda assim, o sangue nunca parou 100%. Continua acumulando um pouco — nem perto do que estava ontem à tarde –, mas ainda sim ao limpar a baba (sem cuspir, deixando-a que saia por si só) ainda vem sujinha de sangue.

    Afinal, é normal? É esperado que continue sangrando assim? Não tenho feito esforço físico algum, tenho feito compressas com gelo no rosto, passado o dia deitado, com a cabeça bem mais alta do que o corpo e apenas com o notebook apoiado nas pernas, escrevendo ou assistindo. Acho que estou tendo uma boa recuperação, pois mesmo no dente que foi usado a broquinha inchou bem pouco (até agora, pelo menos), minha única preocupação é esse sanguinho que fica saindo.

    Ah, Ana, outra coisa: tava morrendo de medo da parestesia, pois esse meu siso tava numa posição chatinha, mas pelo visto tá tudo normal. Se fosse de ter parestesia, eu já teria percebido, né? Ou tem alguma chance de aparecer depois?

    Muito obrigado. Queria dizer que acompanho o blog desde que fiquei sabendo que passaria pela extração e realmente seus esclarecimentos me tranquilizaram muito.

    1. Update: acredito que graças aos remédios associados à alimentação debilitada, estou sofrendo de queimação, azia, e crises de soluço. Meu dentista receitou 3 remédios: decadron (dois comprimidos antes da cirurgia e dois comprimidos 6 horas após), nimesulida e amoxicilina.

      Não sinto nada de dor em relação à boca, e o sangramento parou quase 100%. Sinto dificuldade em abrir a boca – que sei que é normal e esperado – e uma sensação de dormência na parte interna dos lábios, ali perto das presas inferiores.

      Meu dentista não atendeu o celular agora, talvez por conta da hora, mas amanhã vou insistir até que ele me atenda e resolva o problema dessa medicação que tá me maltratando.

      Quando puder, me dê sua opinião, Ana.

      Obrigado.

      1. Certamente o desconforto estomacal tem a ver com os remédios, Victor. É preciso verificar junto ao seu dentista se já é possível interromper o uso ou, quem sabe, trocar o tipo de medicação.

      2. Caraca, aconteceu comigo também… tirei o siso na sexta e hoje é domingo e meu soluço está incontrolável. Não sei mais o que fazer.
        Também estou com muita azia e má digestão… Estou tomando amoxicilina, nimesulida e paracetamol.

        1. Interessante, Daniel… os únicos 3 casos de crise de soluço depois da extração dos sisos que conheço são o do Junior, do Victor e o seu, agora. Nunca vi isso no consultório. Mas vou pesquisar a respeito pra ver se há outros relatos na literatura. No mais, creio que seja passageiro.

    2. Victor, em algumas pessoas o sangramento é mais persistente. Mas, pelo seu relato, é um sangramento em pouca quantidade e controlado, e você tem tomado todas as precauções pra evitar um sangramento mais abundante. Então, pode ficar tranquilo: é questão de tempo para o problema se resolver.

      Que bom que eu tenho ajudado de alguma forma. 🙂

  93. Minha dentista disse que eu vou ter que colocar um aparelho na parte de baixo dos dentes, com braquetes. Já uso em cima, mas é para apertar, para juntar os dentes. O de baixo vai ser com braquetes, e para abrir espaço. Como é este aparelho ? Tem uma imagem ??

    1. Ana, o aparelho com bráquetes é o aparelho convencional, que têm pecinhas coladas nos dentes. Ele pode ser usado tanto pra “juntar” quanto pra “separar” os dentes., depende da necessidade.

  94. Um fator bastante importante no apinhamento antero-inferior é o componente anterior de força. Os dentes tanto superiores quanto inferiores tem uma leve inclinação mesial a qual faz com que os dentes superiores sobrecarreguem os dentes inferiores com um vetor para anterior, um componente anterior de força que faria com que os dentes inferiores mesializassem e por isso eles apinham na anterior

  95. Dra. Ana, já fiz exames e minha dentista me aconselhou a extrair os sisos por conta do suposto poder que eles teriam de desalinhar os outros dentes. Apesar de a odontologia não ser realmente o meu ramo na área da saúde, eu acho que faz todo sentido a parte das coincidências e não acredito no mito de que os sisos são “do mal” rsrsrs. Enfim, o fato é que eu saí de um tratamento ortodôntico e ainda uso a contenção e a pergunta é: o uso dessa contenção seria eficiente para evitar o possível desalinhamento causado pelos três fatores que a senhora listou acima?

    1. Sim Amanda, usando as contenções rigorosamente, o posicionamento obtido ao fim do tratamento ortodôntico fica preservado.

  96. Mais um post perfeito e pertinente. Divido da mesma opinião, apesar de nunca ter ido atrás de comprovação científica.
    O site continua imbatível, definitivamente o melhor.

      1. Boa noite Dra, sinto meus dentes superiores da frente como se estivesse juntando, sinto apertando, ja usei aparelho para juntar porque antes tinha os dentes separados, mas usei dois anos somente depois removi, usei algum tempo a contenção mas depois tirei, passados alguns anos eles abriram um pouco, mas agora sinto esse aperto como se os dentes empurrassem os da frente, o que pode ser?

        1. Michele, difícil dizer ao certo, é complicado diagnosticar uma “sensação”. Sensibilidade dentinária, algum problema periodontal… depende. Procure um dentista pra avaliar.

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista