Dente cujo canal já foi tratado não dói mais, não é? É, quando tudo dá certo não dói mais mesmo.
Antes de qualquer coisa, vamos entender como e porquê é feito um tratamento de canal. Toda vez que bactérias (de cárie, de saliva ou de qualquer outro tipo) entram em contato com o nervo do dente, este não suporta a presença delas e morre. O mais comum são bactérias de cárie, mas pode acontecer de ter contaminação em um acidente (uma queda, uma batida), ou o nervo não suportar a pressão em casos de bruxismo severo. O canal também pode ser tratado, em alguns casos, sem que o nervo do dente tenha morrido, para a colocação de próteses. Depende do plano de tratamento escolhido pelo paciente e pelo dentista.
E como é feito o tratamento de canal? Todo o nervo do dente é removido, vivo ou morto. O nervo fica alojado dentro da raiz do dente, e o número de raízes e canais pode variar dependendo da localização do dente na boca. Os dentes posteriores podem ter mais de 4 raízes, por exemplo. Daí é feito o alargamento dos canais (que é o tubinho por onde o nervo passava), as paredes são limadas para remoção de qualquer bactéria ou célula contaminada, e toda a extensão do canal é preenchida por um material obturador, que veda os condutos e deixa o dente em condições de receber o tratamento reabilitador, que pode ser uma restauração, peça ou coroa, dependendo do caso. A partir daí, o dente não deve doer mais.
Agora, tratado o canal, o dente ainda dói. O que pode causar essa dor?
- Sobre-instrumentação: é quando o instrumento pra limpeza dos canais (a lima) ultrapassa o final do canal e atinge as estruturas em volta da raiz (ligamento, gengiva ou osso). Se o canal foi corretamente limpo, essa situação causa desconforto durante alguns dias, mas é controlável com analgésicos e passa entre 3 a 7 dias após o fim do tratamento.
. - Sobre-obturação: é quando o material pra obturação ultrapassa o final do canal. Caso aconteça, é bom que o dentista acompanhe. Alguns pacientes não sentem nenhum tipo de desconforto, mas pode causar sensação de “cutucão”. Em situações bem específicas pode ser necessária uma cirurgia para remoção desse excesso.
. - Extravasamento do cimento obturador: dependendo do tipo de cimento pode incomodar bastante. Se é à base de óxido de zinco e eugenol pode ser irritante aos tecidos em volta do dente. Alguns pacientes podem desenvolver dor crônica por alergia a esse tipo de cimento. Nesses casos o canal deverá ser retratado e o cimento trocado por um, de preferência, à base de hidróxido de cálcio.
. - Problemas na restauração: às vezes, depois do tratamento pronto, a restauração fica alta (ou a peça, ou a coroa), ou com algum problema de adaptação. Nesses casos, um ajuste oclusal ou alguma melhoria na restauração já diminui o desconforto.
. - Deficiência na instrumentação ou na obturação: nesses casos, todo o canal deve ser retratado. O desconforto não passa com analgésicos nem anti-inflamatórios, e em muitos casos aparecem bolhas parecidas com espinhas na gengiva do lado do dente que foi tratado. Essas bolhas são chamados de fístulas, e mostram que ainda existe algum tipo de infecção dentro do dente. Se a fístula existia antes do tratamento e não desapareceu após, procure seu dentista para que ele lhe oriente a respeito.
1.822 comentários
Fiz um tratamento de canal ha um mês ou mais, e desde que ela começou o tratamento até depois de finalizado eu sentia uma sensibilidade no dente o dia todo. Devido a minhas queixas a dentista decidiu abrir o dente e desobturar, só que com isso a dor sensibilidade esta 10 vezes pior. Ela não me disse exatamente o que aconteceu, ou o porque do dente estar estar tão dolorido, já que todos que conheço e fizeram canal não sentiram dor depois do canal tratado. O que deve fazer? Posso ir ao outro profissional para ele finalizar o canal? Obrigada, não sei mais o que fazer.
Celia, você pode procurar outro dentista se quiser, é um direito seu. Mas não sei se isso vai resolver. É preciso diagnosticar o problema, se ainda há alguma resquício do “nervo” do dente, um canal acessório não-tratado, uma infecção, etc.. Só assim pra solucionar sua dor.
Parabéns pelo texto e dedicação em responder a todos.
Eu fiz um canal há mais de 25 anos no incisivo lateral superior, depois de uns 10 anos um outro dentista refez o tratamento porque disse que eu não tinha terminado o canal, embora eu tivesse terminado sim. E ainda disse que logo, logo o dente ia quebrar pois ele estava muito fino e consequentemente frágil. Bem, até hoje o dente não quebrou, mas na última semana começou uma dor lá dentro muito estranha, suportável, não estou tomando remédios porque ainda não senti necessidade, mas me preocupa, pois eu achava que dente com canal não deveríamos mais sentir nada, nunca mais. Mas de acordo com seu texto, sim podemos. O que pode ser isso?
Mercia, pode ser uma nova infecção, algum processo inflamatório, uma dor periodontal (nos tecidos em volta do dente)… depende. É bom procurar seu dentista pra reavaliar.
Oii Doutora, fiz tratamento de canal faz 2 meses em dois dentes, o 17 e o 16, achávamos que o problema era no 17, mas quando ele foi terminado a dor continuava e foi feito no 16, ai a dor passou.
Porem uns dias depois comecei a ter uma pequena dor quando encostava no 16, na semana seguinte fui em outro dentista obturar, pensei q a dor ia passar assim, mas não passou.
Então passei na dentista que realizou o canal pra ela fazer o teste com aquele “gelinho” em spray, não senti nada. Ela até testou num dente normal pra eu ver a diferença.
Realmente não sinto nada nos dentes com frio e calor, somente se morder algo mais duro como uma carne, ou se encostar na lateral do dente. Dali comecei a usar pasta pra sensibilidade, e até agora continua a dor. O que devo fazer?
Michelle, a dor certamente não é do canal, mas nos tecidos em volta do dente, que ainda estão se recuperando. Até certo ponto, é normal. Converse com a sua dentista, pode ser que esse dente esteja meio “alto”, e aí no contato com o dente oposto dói, mesmo. Um pequeno desgaste / ajuste elimina o contato prematuro e resolve isso.
Olá, dra! Fiz dois canais faz uns 8 meses, um precisei colocar coroa e no outro não, o que eu não precisei de coroa voltou a doer, meu dentista disse que houve um canal que ele não conseguiu ter acesso porque estava calcificado. Será que isso pode estar causando a dor? Eu não senti confiança nenhuma nesse meu dentista, ele a todo momento me passava insegurança no que estava fazendo, será que eu posso trocar de profissional, mesmo que seja ele que tenha acompanhado meu quadro? Desde já, obrigada!
Débora, é bem provável que a causa da dor seja essa, sim. Você pode trocar de dentista se quiser, é um direito seu. É importante uma relação de confiança. Mas ele foi franco com você, e essa é uma ótima qualidade num dentista. 🙂
Olá doutora! Estou no quinto mês de gestação, e notei que minha gengiva dói em um lugar só quando pressionada, fui na dentista, aparentemente o dente estava saudável, mas no raio x mostrou uma lesão, por causa de uma obturação profunda que fiz ano passado. Minha obstetra me orientou a fazer o canal agora, porque se infeccionasse faria mal ao bebê, mesmo eu não sentindo dor. Fiz o canal e não consegui dormir de tanta dor, não posso tomar anti-inflamatório, a dentista disse que não precisava de antibiótico, só paracetamol mesmo. Quinta-feira finaliza, mas será que é normal essa dor latejante?
Eu deveria ter mexido só depois do parto? Porque pra mim, em relação a dor, estava melhor antes.
Suelen, realmente é ruim que antes não doesse e agora doa, mas eu acho que a decisão por tratar logo o canal foi acertada. A dor que você sente deve ser da resolução do processo inflamatório, e logo ela vai ceder.
Dra., fiz um canal tem três dias, mas o dente está muito dolorido. Não pode encostar nada que a sensação é de agulhadas e uma dor insuportável. Sinto reflexo da dor e coceira no ouvido. Isso é normal? Está com curativo. Ainda vou a outro dentista para fazer o bloco. Mas se não consigo mastigar nada leve do lado, moldar vai ser impossível. É normal ficar sensível assim até quanto tempo?? Obrigada!
Priscila, acho que o ideal seria aguardar mais alguns dias antes de fazer o bloco, mesmo. Não é normal dor insuportável, embora seja esperada sensibilidade em algum nível. Esses sintomas geralmente levam até 1 mês pra se resolverem, mas isso varia de pessoa pra pessoa.
Olá Dra. estou sem saber o que fazer, se puder me aconselhar agradeço, fiz um canal no dente 13 ha quase 4 meses atras, com alguns dias apareceu uma bolha amarela na gengiva em cima do dente, voltei ao dentista que me receitou amoxilina, a bolha diminui mas ainda tem uma pontinha amarela no local e dente e toda area acima do dente continua sempre dolorido e sensivel, fui na urgencia que fez um raio x e diagnosticou que no canal foi perfurada a raiz do dente e o material ficou bastante extravasado, extravasou em um angulo de quase 90 graus, fui em outro end me disse que era possivel retratar o meu canal, pois não iria conseguir tirar esse material extravasado, não quero perder o dente, então procurei um outro que disse que talvez fosse possivel retirar o material atraves de uma apicectomia, qual melhor opção?
Fatima, remover o material é melhor. Se for possível através de apicectomia, ok.
Boa tarde, Doutora. Eu fiz um tratamento de canal bastante sofrido há mais de 2 meses. Depois disso, ficou dolorido, mas com uso de medicação foi melhorando, até eu não sentir mais nada. Só que de uns dias para cá, sinto uma alta sensibilidade no dente. Não dói, somente quando mastigo algo um pouco mais duro ou bato o dente de cima sobre o mesmo, não tenho problemas com algo quente ou frio. Porém, é quase a mesma sensação de dor como, por exemplo, quando tomamos algo muito frio e dá aquela dor no local e que também pega parte da gengiva. Isso é normal ocorrer isso após tanto tempo? Será que pode ser o caso de só tomar um medicamento? Agradeço o retorno.
Lilian, se a dor não é espontânea, ótimo. Bom sinal. A dor que você sente pode ser só do processo inflamatório se resolvendo, mesmo… às vezes leva semanas.
Fiz um canal nos dentes 14 e 15, isso já faz um ano, e venho sentindo fortes dores mesmo depois do tratamento e retratamento do canal. O dentista pediu tomografia, mas também não achou a causa, então estou te escrevendo para pedir uma opinião. Pedi a descrição do que foi feito por ele, para você entender melhor o caso, o tratamento foi o seguinte:
“1- endondontia do canal dos elementos 14 e 15 em sessão única usando limas rotatórias protaper até F2 no 14 e F1 nos vestibulares e F3 no palatino do 16.
2- retorno com sintomatologia a percussão, foi prescrito amoxilina, dexametasona e nimesulida e marcado retorno.
3- no retorno ainda apresentava sintomatologia e fizemos a desobturação dos canais e alargamos o 14 até o F3 e F2 nos vestibulares e F4 no palatino do 16, irrigação com hipoclorito e usamos medicação intracanal ticresolformalina.
4- retorno com dor então alargamos o preparo até F4 no 14, F3 nos vestibulares e F5 no palatino do 16 e modifiquei a medicação intracanal para callen.
5- retorno ainda com dor, fizemos a recapitulação da instrumentação usando também limas reciprocantes e irrigamos abundantemente com clorexidina, usamos com medicação intracanal novamente o callen.
6- retorno ainda com dor, recapitulamos a instrumentação e obturamos para fazer a tomografia a fim de avaliar a causa da dor.
7- retorno com sintomatologia e analisada a tomografia, mostrava os canais perfeitamente obturados e na questão endodontica não vi outra forma de tratamento.”
Espero que tenha alguma indicação pra mim porque eles doem muito, como se nunca tivessem sido tratados.
Roseane, o que vejo são exaustivas tentativas do seu dentista de acabar com a sua dor. E a tomografia, que é um exame bem completo pois mostra os canais em 3D, não mostrou nenhuma alteração relevante ou canal acessório não tratado (esse é um dos motivos mais comuns de dores que não cessam nunca).
Boa noite Doutora, fiz um tratamento de canal e após 4 dias (ainda não fiz a restauração) ao ingerir algo frio ou fazer bochecho sobre o dente tratado sinto uma dor forte, mas dura apenas alguns segundos, em torno de 20. Meu canal pode precisar ser refeito? É aconselhável fazer a restauração mesmo sentindo essas dores? Obrigado pela ajuda!
É muito cedo pra falar em retratamento de canal, Artur. Se dói, é melhor aguardar mais uns dias pra fazer a restauração. Converse com o seu dentista, se ele achar que dá pra restaurar já, ok.
FIZ UM TRATAMENTO DE CANAL HÁ UNS 20 ANOS ATRÁS, DE ALGUNS DIAS PRA CÁ SINTO UMA PONTADAS QUASE INSUPORTÁVEIS, O QUE PODE ESTAR ACONTECENDO?
Difícil dizer apenas com base no seu relato, Eliseu. Pode ser algum problema com o canal, ou só a dor processo inflamatório, ainda em resolução. Procure seu dentista pra reavaliar.
Eu realizei um tratamento de canal faz um mês, depois de ter feito o curativo duas vezes e não solucionar o problema, pois alguns dias depois, ao morder algo mais duro o dente voltava ao doer, e sentia também a dor ao fazer uma pressão de ar na região do dente, usando a própria boca (difícil explicar isso rs…) e também ao dar qualquer pancada no mesmo (peteleco, mordida forte, impacto entre ele e o dente de baixo), após as duas vezes sem sucesso o dentista então decidiu realizar o tratamento de canal.
Agora com o tratamento de canal realizado, não sinto nenhuma dor, mas ainda sinto um certo incomodo ao testar bater o dente contra o de baixo, ou as vezes ao mastigar, principalmente se for muito duro, ou se estiver cheio de comida entre o dente parece também causar o incomodo.
Esse incomodo na maioria das vezes não chega a ser uma dor, mas algo que da pra sentir diferente. Porém, quando é uma mordida forte, as vezes causa alguma dor, porém ao deixar de realizar a pressão etc, a dor deixa de acontecer. É como se estivesse empurrando algo e sentisse esse contato.
Sei que sempre a melhor alternativa é procurar o dentista, mas é sempre bom saber opiniões externas e até se chegar a alguma conclusão diferente do dentista consultado.
Agradeço.
Leandro, se o tratamento de canal é recente, esse incômodo pode ser considerado normal. Há um processo inflamatório se resolvendo ainda, esperado nesse caso. O importante é que esse incômodo sempre diminua, até desaparecer.
Ola dra. estou com um problema muito serio. Fiz um tratamento de canal ha uns dez anos, a restauração caiu e voltei ao dentista ha dois meses atras e o mesmo a refez, ate ai tudo bem, so que na ultima terça feira comecei a sentir uma leve dor. Acreditei ser algo passageiro mas na quarta ja começou a dor mais forte, latejando. Tomei alguns analgesicos e o dia passou, na quinta fui ao dentista que me receitou diclofenaco de potássio e mando tomar por cinco dias, a dor continuou so amenizando quando sob o efeito do remédio. Hoje voltei ao dentista e o mesmo disse que teria de abrir pra drenar o pus. Me apavorei mais como aplicou anestesia acreditei que ia ser tranquilo, mas nada, ele começou a abrir e a dor piorou, cada vez que ele colocava o motor eu quase subia na cadeira, isso ate o momento que eu não suportei mais e mandei parar, não dava mais pra aguentar. Neste momento estou em casa sentindo dor, mesmo tomando analgésicos e anti-inflamatório receitados por ele. Segundo ele devo tomar ate a próxima segunda dia que terei de retornar. Estou apavorada sera que esta infecção terá reduzido ate a segunda, ser que que vou ter de sofrer por muitos dias ainda por favor me de uma luz.
Lena, você tem um abscesso. É preciso identificar a causa pra tratar de acordo. Sim, com a medicação e a drenagem que foi feita, até segunda a situação deve estar bem mais tranquila.
Olá Dra. boa tarde, estou fazendo um tratamento de canal no 37, dente do lado esquerdo, e atrás dele tb tem um ciso que não saiu completamente e me foi aconselhado a tb extrair esse ciso, no qual o tratamento do canal começou no dia 17/11 e amanhã dia 27/11 eu já vou para quarta sessão, sendo que desde ontem o meu ouvido do lado esquerdo que é o mesmo lado do dente que estou fazendo canal começou a doer muito juntamente com dores de cabeça e na garganta, andei falando com uma amiga minha que tem uma irmã que é dentista e a irmã dela disse que pode ter havido um extravasamento do dente pois expliquei que o dentista está fazendo o tratamento do canal sem uma máquina que ela me perguntou se ele usava para medir a profundidade da raiz do dente, na realidade eu notei que a clínica do dentista que estou frequentando não é tão moderna quanto outras que já frequentei, na realidade não notei tanta higiene por parte do dentista tanto nos aparelhos quanto na clínica, e outra coisa que notei é que em cada sessão que vou parece que o dentista aplica menos anestesia até parece que ele quer que eu sinta dor para fazer algum tipo de teste e quando perguntei a ele o porquê de tanta dor ele me disse que de acordo com o raio X o meu dente está bastante calcificado e ele disse que a causa da calcificação possa ser a minha idade, pois tenho 40 anos, então Dra. o que vc me aconselha a fazer, pois estou começando a tomar medo desse dentista, pois apesar de ser uma pessoa de meia idade não me passa segurança o nome do dentista é Milton A. Montalvão e o CRO dele é o 5104 do DF.
Antonio, a situação do seu dentista é normal no site do CFO. Difícil opinar apenas com base no seu relato, assim como a irmã da sua amiga também não tem como afirmar muita coisa, ela apenas supôs uma situação que poderia explicar a dor que você vem sentindo. Não dá pra dizer, pela sua descrição, que seu dentista está fazendo alguma coisa errada. Cada situação é única, e se o canal dos eu dente é mais atrésico e calcificado, tudo fica mais difícil, mesmo. Você pode procurar um outro dentista pra avaliar, se assim desejar.
Olá. Eu fiz um tratamento de canal há 1 ano, tudo ok, mas agora sinto dor quando encosta um dente no outro ou quando pressiona (quando mastigo não dói). Estou preocupada.
Laís, procure seu dentista pra reavaliar. Talvez não seja nada de mais, mas é bom ver o que está acontecendo.
Boa noite !! Urgente !! Meu dente 24 começou doendo, fiz um curativo e parou de doer. Ontem realizei o canal e não parou de doer, o que pode ser ?
Juliana, talvez nada além do processo inflamatório se resolvendo. O importante é que essa dor vá diminuindo sempre.
Olá Dra, conclui o tratamento de canal no meu dente 46 ha alguns meses… não sinto dor alguma, exceto quando como alguns alimentos e acontece alguma pressão em cima do dente em questão, pipoca por exemplo… não é uma dor agonizante, é uma mistura de dor com latejos, uma doutora me disse que sobrou um pouco de nervos nos canais ainda, la no fundo ainda tinha um pouquinho… pode ser isso o causador do incomodo? Me recordo da dra que “tratou” esse canal ter dito que meus canais eram muito estreitos, algo assim… de qualquer forma ja marquei uma pericia para avaliar melhor, mas pode realmente ser isto?
Pode, Matheus. Às vezes o dentista não consegue achar todos os canais ou tem dificuldade em acessá-los por serem atrésicos (estreitos).
Dra. Ana, fiz um tratamento de canal em um molar há alguns anos atrás. Em 2013, esse dente (base de prótese fixa) começou ter sensibilidade a quente e sentia uma pressão. Voltei ao endodontista que fez o tratamento de canal (ele encontrou dois canais e depois de procurar e não encontrar outros, finalizou o trabalho) ele fez um rx e disse estar tudo bem. Porém, o problema continuou. E fui a outra clínica, onde me pediram uma panorâmica e tbm disseram a mesma coisa, que estava bem e fizeram uma placa flexível para eu usar a noite pq do bruxismo (apertamento). E mais uma vez foi tudo em vão. Esse ano as dores aumentaram e procurei outro endodontista. Que abriu novamente o dente e além dos dois canais que já haviam sido encontrados, ele encontrou mais dois. Na segunda sessão ele concluiu o trabalho. Ele me disse que não poderia garantir 100% de sucesso nesse tratamento… e explicou tudo direitinho. O dente ficou com sensibilidade e aguardei um mês para iniciar a outra fase do meu tratamento para colocação dos núcleos e coroas e depois precisarei de dois implantes. Esse dente que foi feito o retratamento está com núcleo há 14 dias e desde então sinto uma pressão dentro dele. O dentista disse para eu ter calma que essa sensibilidade tende a passar com tempo. Mas estou apreensiva e com medo. Pedi para ele fazer um rx… mas ainda não o fez. O núcleo é de metal fundido e o dentista preferiu não aprofundar muito dentro do canais por causa de ser um dente com retratamento de canal. A seu ver, o que pode estar acontecendo? Qual sua orientação? Outra pergunta que desejo fazer é… estou com deficiência de vitamina D e resistência a insulina. Isso pode influenciar nos implantes? Quero muito uma segunda opinião porque tenho muitas dúvidas, mesmo sendo um bom profissional que está realizando meu tratamento. O meu problema é que “morro de medo de dentista”… não suporto dor! Tenho lido suas orientações a outras pessoas e senti confiança em sua pessoa. Desde já lhe agradeço pela sua atenção e aguardo sua resposta!
Fernanda, acho que está tudo sob controle. O retratamento é recente, então esse incômodo pode ser só do processo de cura, da inflamação que está se resolvendo. Em princípio a deficiência de vitamina D e a resistência à insulina não devem influenciar de forma direta, mas é importante que seu dentista tenha conhecimento disso.
Dra. Ana, agradeço pela sua atenção e também por me tranquilizar. Saiba que sua generosidade em nos esclarecer e orientar é de tamanha grandeza de sua pessoa! Que Deus a abençoe! Obrigada!
Fico feliz em ajudar, Fernanda. <3
Boa tarde Dra.
Fiz o tratamento de canal em dois dentes, um em cada lado e na parte inferior, anos depois fiz o re-tratamento ha uns 2 anos atrás, ate ai estava tudo bem, estes dentes quebraram e restaram muito pouco deles, praticamente estão na gengiva e meu dentista disse que não tinha espaço suficiente na minha boca para colocar pino e coroa 🙁 .
Agora não sei se é por conta disso, mas estou sentindo muito dor e não estou conseguindo mastigar em nenhum dos dois lados, a dentista me passou amoxicilina e uma panorâmica.
Visto a radiografia ela me disse que teria que tratar novamente os canais, e a dor poderia ser por conta de uma raiz que fiz a extração do siso de um dos lados, o mais estranho que na penúltima radiografia feita não havia nenhum vestígio de raiz e agora tem, isso é possível? Tenho muita dor ao mastigar nos dois lados, não sei o que fazer, consultei uma segunda opinião e me disseram que deveria utilizar aparelho.
Rosiane, teria ficado uma raiz do siso? Se sim, ela sempre esteve aí, não tem como ela ter “aparecido”. Se não há espaço para prótese e as raízes estão incomodando, 3 opções: retratar os canais e obter espaço para as coroas com aparelho OU extrair as raízes e obter espaço para implantes com aparelho OU extrair as raízes e fechar os espaços com aparelho. Pelo problema ser no arco inferior, fechar os espaços com aparelho é BEM complicado, então as 2 primeiras opções têm mais chance de dar certo.
Olá Dra.
Muito obrigada pelo retorno.
Na radiografia que fiz em 2014, este “pedaço de raiz” não estava tão aparente e não foi destacado no laudo da panorâmica, pela nova radiografia este pedaço de raiz já esta mais aparente e foi constatado no laudo também. Mas a Dra. acredita que este pedaço pode ocasionar dor?
Consultei meu dentista, ele me disse que eu deveria fazer uma cirurgia para tirar este pedaço de raiz e retratar os canais para resolver o problema, mas ate o momento não foi descoberto o porquê da dor.
Pode ser a causa da dor, sim. Se seu dentista sugere a cirurgia, ok.
Boa tarde, fiz tratamento de canal em dois dentes de uma só vez, e ambos foram restaurados, agora em novembro comecei a sentir dor em um deles, o que pode ser? Obrigado.
Felipe, pode ser um problema no canal ou não, pode ser periodontal (nos tecidos em volta do dente), também. Procure seu dentista pra reavaliar e ver o que está acontecendo.
Olá, gostaria de tirar uma duvida, fiz canal num dente pré molar ha 5 meses atrás, estava necrosado, depois do tratamento feito em dois dias não senti mais dor nenhuma, agora quando tomo algo quente ou gelado, sinto o meu dente latejando, pode ser alguma infecção ou é só sensibilidade?
Paula, pode ser infecção, sim. Sugiro que você procure seu dentista pra reavaliar. Mas fique tranquila, pode ser apenas algum sintoma inflamatório, também.
Boa tarde Dra. Terminei um canal ha um mês mas ainda sinto dor, uma pressão (?) se encosta no dente, senti dor e sensibilidade, sinto também um gosto de massa na boca. Isso é normal, depois desse tempo ainda incomodar e esse gosto ?
Débora, pode ser. Há um processo inflamatório se resolvendo. De qualquer forma, se achar necessário, procure seu dentista pra reavaliar.
Dra., pode ser alguma reação ao cimento que foi usado? E se retratar o canal com outro cimento, há chances de melhora?
Acho improvável. E cedo pra pensar em retratamento, afinal o tratamento é recente e a dor não é forte (você nem sabe definir se é dor ou pressão).
Boa noite Dra. Eu fiz um tratamento de canal, então esperamos um tempo para fechar para garantir que não irá doer, correto? Pois o meu doeu, o medico colocou um remedio, deu mais um tempo e nao doeu mais nada. Então ele fechou. Depois de alguns meses comecei a sentir como se fosse uns choques, uma dorzinha quando como algo bem quente ou frio em cima daquele dente. Algo que me incomoda somente quando mordo. E as vezes sinto um gosto igual a “massa” que é posta para fechar o dente, aquele mesmo gosto antes de passar o laser para endurecer. Estou preocupada de pq só depois de alguns meses começou a me doer? Pq sinto este gosto? Sera que terei que refazer o tratamento?
Pode haver alguma infiltração na restauração, Renata. É bom procurar seu dentista pra reavaliar. Mas, em princípio, embora possa haver algum processo inflamatório que justifique esse incômodo, não vejo razão pra retratar.
Boa tarde, doutora. Fiz um canal tem dois meses e quando fui pra fazer o bloco, o dentista fez a retirada de uma pequena parte da gengiva e colocou o curativo. Uma semana depois voltei pra dar andamento no bloco e quando ele começou a limpar com a broca e doeu bastante. Voltei na dentista que tratou o canal e ela disse que estava tudo certo com o canal e que deveria ser da microcirurgia da gengiva, passou um anti-inflamatório e enxaguante bucal. Gostaria de saber a sua opinião pois agora estou com muito medo de dar continuidade no tratamento.
Desde já muito obrigada.
Também acho que a dor deve ter sido gengival, Patrícia. Faz mas sentido nessa situação. E se a dentista que tratou o canal não viu nenhuma alteração, acho que você não precisa se preocupar.
Boa noite doutora, queria tirar uma super dúvida. Já havia te mandando mensagem sobre esse dente há um tempo atrás. Então, eu tinha um canal aberto no dente 37 há 1 ano sem curativo sem nada, pois comecei o tratamento e não pude terminar. Nesses últimos três meses passei em 3 dentistas diferentes e varias vezes na urgencia, enfim ontem depois de 1 mes esperando uma vaga na agenda da Endo consegui finalmente fazer o tratamento, ela fez tudo em uma sessão, ela usou vários aparelhos que nunca tinha visto rsrs enfim quanto tempo demora para a dor passar? Pois meu rosto ainda dói, a gengiva ainda esta muito machucada e inflamada e o dente ainda doi quando mastigo. Mas a dor que sentia insuportavelmente passou. Ela passou alguns remédios mas não consigo dizer, quando mais ou menos saberei se esse tratamento deu certo? Pois varios dentistas recomendaram a extração do mesmo, por ter ficado 1 ano exposto a várias bactérias. Obrigada pela atenção.
Thalita, em princípio, já deu certo. A dor se foi, ótimo sinal. Não sei as condições periodontais desse dente (da gengiva e do osso em volta dele) mas, se está tudo ok, deve dar tudo certo. O fato do dente ter ficado aberto esse tempo todo é ruim, mas não condenou seu dente, necessariamente. O incômodo deve cessar nos próximos dias. O importante é que melhore sempre.
Dra. Ana, no meu caso quando eu tinha meus 10, 11 anos tive que fazer tratamento de canal no meu primeiro molar esquerdo, colocaram uma coroa (não lembro o material, sei que não era ouro, mas pela cor parecia). Foi sofrido o processo todo, mas foi bem feita, ai depois de anos quando precisei arrancar dois sisos, aproveitei para fazer uma raspagem, depois dessa raspagem fui passar o fio dental nesse dente com a coroa e a mesma acabou saindo (isso 15 anos depois!!!) ai fui obrigada a colocar outra, colocaram de porcelana, não achei que ficou bem feita, achei bem mal feita. Até tive que voltar porque estava meio alta.
Ai passou dois anos depois disso, agora com dores terei que arrancar os dois sisos que faltaram (do lado direito), então passei a comer mais do lado esquerdo (o lado da coroa) por causa da dor, ai mastiguei algo duro ontem e senti dor, e hoje para minha tristeza ao passar o fio dental a coroa caiu novamente. Depois disso estou sentindo uma dor terrível nesse dente, estou bem preocupada, sinto que dentro dele fica pulsando, como latejando, estou tomando analgésicos e anti-inflamatórios, amanhã tenho marcado a cirurgia de extração dos sisos, não sei o que fazer. Meu dente da coroa está entrando por dentro, tem uma parte preta, e parece que esta com carie em volta dele, meio esbranquiçado, outra parte amarelada, parece ter tártaro também, fora isso onde a coroa pegava devia estar machucando a gengiva, pois após a queda da coroa percebi que está machucado, tipo em carne viva onde ela ficava.
Estou com medo, pensei que nunca mais sentiria dor nesse dente, pois dizem que o canal mata o nervo.
Por favor me ajude com sua opinião!
Thayze, é preciso avaliar as condições desse dente… algum dentista já avaliou? Porque você me falou das suas impressões a respeito, mas nenhuma opinião técnica. Esse dente tem pino? Será necessário avaliar o tratamento de canal, porque talvez a dor que você sinta não seja do canal, mas do periodonto (da gengiva). Se for do canal, deve ser necessário um retratamento, se possível. Resolvida a dor e a causa dela, aí é hora de fazer uma nova coroa, o dente não pode ficar do jeito que está, sem qualquer restauração. Converse com o seu dentista.
Então, passei no dentista, fiz a panoramica, e ai ele disse que teria que retratar o canal. Me passou dois antibióticos para tomar 7 dias, anti-inflamatório por 5 dias e analgésico, quando necessário de 6 em 6 hras. Vou voltar lá na segunda 21/11, quando faz 7 dias que passei. Eu ainda tenho os dois sisos do lado direito para extrair, até pesquisei e pensei na possibilidade de implantar um deles no lugar desse dente do canal, pois ele tá todo quebrado, acho muito difícil fazer outra coroa nele, e tenho medo de que caia novamente, acredito que não tenho pino.
Segundo meu dentista recolocar o dente do siso seria inviável. Minha mãe já quer que eu faça um implante dentário mesmo, mas na verdade me sinto mal com essa ideia.
O que me preocupa um pouco é sobre meu abscesso, não está totalmente dissolvido nem com os medicamentos que estou tomando, estou com medo de precisar drenar.
Vai depender da evolução do caso a necessidade de drenagem. Mas acredito que não, você está medicada e o abscesso deve ter diminuido nesse tempo.
Bom dia Dra., estou com problema, sera que pode me ajudar? Fui ao dentista porque quando usava o fio dental a gengiva sangrava um pouco, mas não doía o dente, era uma coroa de uns 20 anos, estava tudo bem. Logo o dentista disse que seria canal, pediu que fizesse raio x de todos os dentes. Assim que ficou raio x pronto ele precisou estragar a coroa porque não saia, fez o tratamento da gengiva e o canal. Na semana seguinte voltei, como estava doendo um pouco colocou cálcio e laser e disse que ficaria bom. Mas o dente continuou muito sensível, abriu o canal de novo e refez com muito laser e fechou o canal, disse que talvez precisasse de uma micro cirurgia, estou preocupada porque continua sensível, existe algum exame tipo de tomografia para ver se esta tudo bem? Pois o raio x ele tirou e falou que esta tudo bem, mas continua sensivel já faz uma semana, obrigada pela atenção.
Maria Izilda, o dente pode ficar um pouco sensível por uns dias após o tratamento de canal, mesmo. Isso não significa que haja alguma alteração, pois há um processo inflamatório ainda em resolução. Não acho que seja necessário tomografia nesse momento. Se a dor aumentar ou houver suspeita de algum canal acessório ou fratura radicular, aí sim. Converse com o seu dentista.
Dra. fiz um canal há aproximadamente dois anos, porem antes de colocar a coroa meu dente quebrou e só ficou um pedaço. O local ficou exposto mas nunca senti dor alguma e somente no mês passado que coloquei um dente provisório no lugar, mas desde então venho sentindo muito desconforto, muita sensibilidade no dente, a forma mais clara de descrever o que sentia é a sensação de infiltração, e hoje comecei sentir muita dor, tomei analgésicos o que não adiantou muito. Qual será o motivo dessa dor? Será o canal em si ou o dente provisório?
Considerando que a dor só começou após a colocação do provisório, acredito que seja uma dor periodontal (nos tecidos em volta da raiz do dente), e não endodôntica (do canal). Procure seu dentista pra reavaliar, uma possibilidade bem comum é que esse provisório esteja um pouco “alto”, e um ajuste resolva.
Olá, Doutora. Fiz um tratamento de canal que foi dividido em duas etapas. Terminei a segunda etapa hoje cedo e, bom, aparentemente ocorreu tudo bem. Meu organismo é forte contra anestesia, então senti dor durante o processo, mas nada de mais. Então, após o processo estou sentindo um pouco de dor ao encostar o dente superior no de baixo (o operado), e gostaria de ter certeza que é normal. Ainda estou com a massinha branca provisória, pois farei a restauração com resina daqui a algumas semanas.
Quando encosto o dente superior no de baixo, sinto dor no interior do dente, lá na raiz… Bom, isso é normal? Obrigado pela atenção.
Normal, Claudio. O dente tratado pode ficar meio sensível ao toque algum tempo, pois ainda há um processo inflamatório se resolvendo.
O dente depois do tratamento de canal ele fica um pouco móvel?
Pode ficar, Roberto.
Boa tarde Drª
Fiz canal em dois dentes há três anos, os dois últimos dentes, o penúltimo voltou a doer no dia 25-10, procurei uma profissional e ela me recomendou a tomar amoxicilina + clavunalato de potássio 875 por sete dias, tirou um rx e constatou que a profissional que fez os dois canais quebrou uma lima em cada um, e fechou!! Conclusão, a dentista constatou infecção e quer fechar o meu dente sem tratar, alegando que não tem como mexer por causa da lima. Pode isso??
Patricia, a dentista não é obrigada a tratar o seu dente. Mas se ela não vai tratar, deve encaminhar você para um dentista que possa tratar. Sugiro um especialista em Endodontia (tratamento de canal). Mas tenha em mente que pode não ser possível remover os fragmentos de lima.
Dra., ha duas semanas atrás eu comecei a tratar um canal, e essa semana foi a ultima sessão (sendo que foram duas sessões), e meu dentista disse q tinha terminado o canal, mas só q ele colocou o curativo e mandou voltar lá semana q vem, para restaurar/obturar, só que estou sentindo muita dor no dente q ele disse q tinha terminado o canal. O que será?? Será que o canal não deu certo? Volto a dizer, ele só colocou o curativo.
André, pode ser só o processo inflamatório em resolução. Esse tipo de dor geralmente nem é do canal, mas dos tecidos em volta da raiz do dente, que ainda estão se recuperando.
Dra., terminado o canal, ontem voltei ao dentista para restaurar o dente, e hj pela tarde quando acabei de me alimentar o local começou a sangrar. Não sei se é o dente ou a gengiva. O que pode ser? Estou preocupado.
André, certamente é a gengiva. Pode ser uma pequena gengivite local. Em princípio, eu não me preocuparia. Escove bem a região e, se continuar a sangrar, procure seu dentista pra reavaliar.
Dra., passadas duas semanas q fiz o canal, ainda sinto um desconforto no dente, quando vou comer algo muito quente e muito gelado. Isso é normal?
André, dentes com canal tratado não costumam apresentar esse tipo de sensibilidade. Mas pode ser só do processo inflamatório, que ainda está se resolvendo, dado o tratamento recente. Aguarde mais alguns dias, se essa sensibilidade não diminuir, procure seu dentista pra reavaliar.
Fiz um tratamento de canal no incisivo lateral do arco inferior por ter sido identificada uma lesão na radiografia. Não sentia dor alguma ou qualquer sensibilidade antes. O tratamento foi feito em 2 etapas. Na primeira sessão, foi colocado apenas o medicamento. Não senti nenhuma dor, mas fiquei com uma sensibilidade no local que durou alguns dias e passou. Na segunda sessão senti algumas dores quando ultrapassava a região afetada e cada vez que isso ocorria, o dentista pedia desculpas. No dia seguinte, iniciou uma dor crescente muito forte e latejando. Tomei novalgina 1 g e na segunda dose passei para nimesulida 100mg. A dor não amortiza totalmente com o remédio que só tem efeito por 4 horas. Acordei de madrugada com dor. Me recomendaram tomar Arflex. O que acha ? Por quanto tempo posso tomar e por quanto tempo seria aceitável a dor devido a algum processo inflamatório?
Alessandra, é inusitada toda essa dor que você relata, pois o dente nunca havia doído antes, mesmo necrosado (isso confirmado pela lesão periapical vista na radiografia, segundo o seu relato). Quando é feito o tratamento de canal de um dente nessa condição, é preciso passar um pouquinho da ponta da raiz, mesmo, durante a instrumentação. Eu imagino que a dor que você sente seja periodontal, ou seja, do processo inflamatório nos tecidos em volta do dente, e não do canal, em si (afinal, ele nunca doeu). A tendência é a dor ir diminuindo e desaparecer. Se a situação não mudar nos próximos 3 dias, procure seu dentista pra reavaliar (e aí ele deve prescrever um analgésico mais forte).
Boa noite, Doutora.
Fiz um canal no dia 12/09 no elemento 15, o canal foi feito em apenas uma sessão. Foi complicado pois demorei muito a ir ao dentista fazer o canal, doeu demais, o endodontista disse que teve que retirar com o bisturi um pedaço da minha gengiva para fazer o canal. Ele me deu uma segunda anestesia e a dor parou. Demorou bastante, ele tirou um raio-x assim que concluiu e disse que retirou tudo o que podia e que meu dente ficou muito “fraco”, pois ele teve que retirar muito do dente por conta da minha demora para iniciar o tratamento. Me disse para iniciar com urgência a restauração dele, fechou com o cimento e me passou um analgésico para dor. Dois dias depois fui à dentista responsável pela colocação da coroa, mas ao encostar com o “espelhinho” no dente doeu bastante. Ela disse para eu voltar ao endodontista para avaliar o que podia ter acontecido. Uma semana depois voltei nele, relatei que sentia dor e que sentia uma pressão e como se o dente entrasse mais ainda causando uma dor aguda ao mastigar ou simplesmente encostar uma arcada na outra. Ele retirou o cimento bateu outro raio-x trocou o material do cimento que agora é bem semelhante ao de uma obturação comum, desgastou bem para não encostar uma arcada na outra e disse que eu poderia sentir dor por um período de até 60 dias. Disse que com a troca do material do cimento eu poderia esperar mais um tempo para iniciar a restauração até a dor passar. Mas a dor está aumentando, ao acordar dói mais e faz mais pressão do que no restante do dia, e ao passar fio dental parece que o dente vai sair, é apenas uma sensação, pois ele está bem firme. Não está inchado em nenhum lugar em volta do dente nem tenho sensibilidade ao gelado e ao quente, mas incomoda bastante. O que devo fazer doutora?
É normal permanecer doendo e eu sentir essa pressão por quanto tempo?
Grata pela atenção. Um abraço!
Monique, como há um processo inflamatório ainda se resolvendo, pode haver dor por vários dias. Não havendo contato desse dente com o arco oposto, o incômodo deve diminuir bastante. Como não há secreção, abscesso, inchaço, etc., acho que é questão de aguardar, mesmo. Já se a dor não for diminuindo, procure seu dentista pra reavaliar, nesse caso pode até ser preciso retratar o canal.
Muito obrigada doutora!
Boa tarde!
Dra. Fiz um tratamento de canal há 3 anos e desde esse tratamento sempre senti um incomodo na região da gengiva onde o dente está, o dente não dói, mas sinto que algo está pressionando o dente e sinto minha gengiva dolorida. Já passei por 3 dentistas e todos disseram que estava normal. Ontem fui em outro dentista e o mesmo disse que sinto dor a percussão e que será necessário refazer o canal. Será que é mesmo necessário?
Sabrina, vale a avaliação do dentista a respeito. Não deveria haver dor à percussão depois de 3 anos, então pode haver alguma alteração, sim.
Olá, tinha um dente com tratamento de canal ha anos e desde que fiz este dente sempre doeu, fui em vários dentistas até ir em um que pediu uma tomografia deste dente, apareceu uma trinca na raiz do dente, tomei a decisão de extrair, só que a dor continuava. A dentista Bucomaxilo me encaminhou para uma estomato/ Endodontista que analisou tds os exames que fiz local deste dente 46 que extrai e nada encontrado, foram feitos testes com os dentes do lado, 47 e 45, e foi visto que o dente 45 estava necrosado, até então a dor seria deste dente. O dente 45 não havia obturação e a explicação me foi me dada foi que este dente sofreu um trauma na extração do dente 46, levando então a deixar o dente necrosado. Fiz tratamento de canal neste dente 45 em duas sessões terminando dia 1 de novembro. Só que eu tenho dores ali no local. Achei que teria resolvido o problema mas continuo com este desconforto. Minha pergunta é se é normal sentir dores em um dente que não tenho mais e se esta dor era no dente que tratei o canal e se pode doer após o canal tratado.
Carla, um dente com canal tratado pode ficar meio sensível por algum tempo, pois ainda há um processo inflamatório se resolvendo.
Oi Dra. Fiz o tratamento do canal em uma sessão que durou 3 h. Parei de ter dores de cabeças diárias e voltei a mastigar do lado do dente acometido. A sensibilidade também melhorou muito. Pois antes não conseguia mastigar nem ingerir líquidos quentes ou gelados. Porém após duas semanas voltei a sentir incomodo ao mastigar alimentos duros como castanhas. E à percussão também está sensível. Isso é normal?
Como o tratamento de canal é recente, pode ser normal sim, Manuela. Há um processo inflamatório se resolvendo, ainda. O incômodo deve ir diminuindo com o passar dos dias.
O q achei estranho é que há duas semanas quando fiz o canal sai do consultorio sem dor e fiquei bem até então. Porém ontem meu dente começou a ficar sensível e não estou conseguindo mastigar direito. É normal depois de duas semanas piorar?
Acontece. Faz parte da resolução do processo inflamatório.
Dra. fiz canal em dezembro do ano passado, ficaram aparecendo fistulas, fui ao dentista que fez um curativo, e depois mais curativo e ainda hoje tô com curativo a ser trocado pelo cimento nessa sexta, porém continua com fístula e o dente é tipo dolorido, sinto dores de cabeça do mesmo lado do dente. O que será isso?
Kariny, um abscesso. Se há uma fístula, é porque ainda há pus drenando. Cabe ao seu dentista avaliar se já é hora de obturar o canal ou não.
Bom dia,
Doutora estou em um tratamento de canal, nada mais nada menos que 2 anos e 11 meses em um mesmo dente, e o pior de tudo é que nesses quase 3 anos estou sentindo muita dor.
Demorar tanto assim é normal???
Certamente não é normal, Elvira. Seu dentista diz o quê a respeito? O tratamento não foi concluído por quê? Só pela dor ou há alguma secreção, fístula, etc.?
Bom dia,
Fiz canal num molar superior há 3 anos e ele voltou a doer muito :/
Procurei um profissional que tirou um raio x e me disse que eu posso estar com uma bactéria que come osso e que se for, pode virar câncer :/ me sugeriu que eu faça um retratamento do canal.
E que às vezes não consiga eliminar essas bactérias.
Isso existe mesmo? Estou apavorada, pois sinto muita dor. Aguardo ansiosa a sua opinião.
Cris, não é bem assim. Você deve ter uma infecção resistente, e por isso precisa retratar o canal pra resolver a infecção. Esqueça essa história de “bactéria comedora de osso”, ok?! Fique tranquila e faça o tratamento.
Dra, fiz canal há 3 dias no dente da frente por conta de um traumatismo que evoluiu com necrose pulpar. Desde o tombo (há 1 mês e 3 dias), não tenho mordida de corte (como por exemplo dar uma mordida em um lanche) pois sinto um incomodo, APENAS quando de baixo pra cima. Pensei que com o tratamento isso iria melhorar, e realmente houve uma pequena melhora. No entanto, desde o começo me foi informado que esse dente estava com mobilidade grau 1. A dor e isso estão relacionados? Até quanto tempo é normal sentir essa dor e incomodo?
Devem estar relacionados sim, Mariane. Mas calma, o tratamento ainda é muito recente, há um processo inflamatório em curso e se resolvendo. Pode incomodar mais algum tempo (dias, semanas, meses), mas a tendência é o incômodo passar.
Ola Boa tarde Dra., me tira uma duvida, fiz o canal no dente molar em setembro, so que de uns dia pra cá estou sentindo dores a parece que esta piorando a dor, isso é normal ? Desde ja agradeço…
Bruna, pode haver algum incômodo ainda após a conclusão do tratamento de canal, mas a tendência é sempre o incômodo diminuir, e não aumentar. Então, não é normal, não. Procure seu dentista pra reavaliar.
Estava com uma cárie no dente, e sentindo dores muito fortes, resolvi fazer o canal achando que iria resolver… fiz o canal em 3 sessões, mas depois de alguns dias sinto dores no dente como antes, uma dor insuportável, tomo remédios e alivia um pouco mas depois volta a dor outra vez, sem falar que não posso comer nada que ao mastigar ou quando bebo algo gelado sinto dor também… O que seria??
Thaiz, o dente já foi restaurado ou ainda está com curativo? Você sente ele “alto”? Porque talvez a dor seja periodontal, ou seja, nos tecidos em volta do dente, e não do canal, em si. Converse com o seu dentista, é preciso reavaliar.
Boa noite Dra. Ana Tokus!
Gostaria de pedir sua ajuda, pois estou vivendo um dilema com a saúde bucal de minha mãe.
Há aproximadamente cinco anos, minha mãe iniciou um processo de implante dentário. Foram realizadas sete extrações e a colocação de cinco implantes. Porém, um ano após esses procedimentos, os dentes superiores naturais (incisivos, caninos e pré-molares) começaram a apresentar mobilidade, que vem piorando com o passar do tempo. O dentista que realizou o procedimento nos disse que dois implantes sofreram perda óssea e por isso todos os dentes naturais estão apresentando tal mobilidade. Porém os dentes que apresentam mobilidade são os naturais e não os implantes. O dentista que realizou o procedimento diagnosticou todos esses dentes como perdidos e sugeriu a extração para a colocação de uma prótese fixa.
Um outro dentista, diagnosticou que a perda óssea desses dois implantes teria ocorrido pelo fato da higiene bucal desses dois implantes não ter sido realizada corretamente causando assim essa perda… Sugeriu que fosse feito tratamento de canal em todos esses dentes com mobilidade, alegando que os mesmos, em decorrência de desgastes provocados pelo o bruxismo, poderiam ter infectado as raízes, provocando, assim, a mobilidade, porém disse que não poderia garantir se esse tratamento de canal poderia de fato salvar estes dentes.
A gengiva da minha mãe não apresenta inflamação e ela também não sente dor alguma nos dentes.
O que eu poderia fazer para ajudar minha mãe, doutora?
Me ajude, por favor!
Ana
Ana, eu acho que o ideal é consultar um dentista especialista em gengiva, um periodontista. É preciso identificar se sua mãe tem um problema periodontal generalizado ativo ou se é alguma coisa apenas local. O tratamento de canal ajudaria no caso de uma combinação entre problema periodontal (de gengiva) e endodôntico (de canal), mas ainda assim seria preciso um tratamento periodontal. Se por acaso o(a) periodontista indicar a extração, ok, aí parte-se pra outra estratégia.
Oi Dra. Ana, fiz um tratamento de canal no 2° molar inferior no dia 25/10, o canal foi feito em uma única sessão, quando a anestesia passou não senti nenhuma dor só que no outro dia parecia que a anestesia tinha voltado, fiquei com o lábio inferior e o queixo adormecidos e com um leve formigamento, já faz 1 semana e ainda não passou, queria saber se isso é normal?
Mariana, é uma pequena parestesia. Provavelmente há algum “inchaço interno” comprimindo o nervo, por isso a perda de sensibilidade, mas via de regra isso é passageiro. Mais alguns dias e você deve estar ok.
Boa tarde Dra, finalizei um tratamento de canal há 3 dias, e o dente começou a doer muito ontem ao comer coisas quentes, e fica bem sensível ao toque. Tenho restauração marcada pra daqui a uma semana!! É normal essa dor? Qual a causa??
Renan, estar sensível ao toque é até comum, mas a dor com alimentos quentes não é. Converse com o seu dentista antes de restaurar o dente.
Olá doutora!
Na segunda feira finalizei um canal no dente frontal. E desde então o dente está incomodando. O tratamento foi super tranquilo, mas na terça a dor começou e nem com analgésicos passa. Tenho a impressão que a noite a dor aumenta. É suportavel mas incômodo. É normal? Obrigada!
O dente pode ficar dolorido uns dias sim, Fernanda. Ainda há um processo inflamatório em resolução. A dor aumenta à noite por causa da inflamação, não é só impressão sua… à noite ficamos mais tempo deitados, o que aumenta o fluxo sanguíneo na região da cabeça e exacerba os sintomas inflamatórios.
Olá, fiz um curativo de primeira sessão de tratamento de canal em um dente. 3 dias depois, ele não está doendo, mas sinto uma sensibilidade grande quando mastigo alguma coisa. É normal isso?
Obrigado.
É sim, João. É preciso concluir o tratamento de canal.
Olá doutora, fiz um canal ha dois dias, junto com clareamento interno no mesmo; mas ele não para de doer, como se estivesse latejando lá dentro. Tomo analgésico, alivia um pouco mas poucas horas depois volta a doer. É uma dor controlável, mas muito incomoda.
O que poderia ser?
Manoel, provavelmente é pelo processo inflamatório que ainda está se resolvendo. O importante é que esse incômodo diminua com o passar dos dias.
Boa noite Dra. Fiz um canal há 4 anos atrás, porém tenho sentido muita dor nesse dente. Sinto um formigamento nele, como se ele estivesse inflamado novamente. A senhora acha que pode ser um problema no canal novamente?
Pode ser sim, Juliana. Uma nova infecção, por exemplo. Procure seu dentista pra avaliar.
Boa tarde,
Canal foi tratado e fechado no dia 28 Set, porem no ultimo dia 03 tive um mal estar e fui levada a um pronto socorro (nenhuma infecção), no dia seguinte o mal estar continuou e procurei um plantao / emergencia dentario, fui informada que estava com infecção, receitado amoxilina + nisulidina e no prazo de 5 dias comecaria a sentir melhora, no ultimo dia 07 estive na dentista que faco periodontia, ela efetuou o processo nesse dente, e pediu para continuar com o medicamento. Porem hoje não consegui trabalhar, pq sinto uma pressao no ouvido e glandula. O que faco ? Sera q Benzetacil elimina toda a infecção?
No aguardo e obrigada.
Depende da infecção, Andrea. Que infecção informaram que você tinha? De qualquer forma, na ocasião já foi prescrito antibiótico… e não é porque está doendo que ainda há infecção. Faz mais sentido você tomar um analgésico, neste momento.
Boa noite !
Dra. Ana, eu já fiz o canal 02 vezes no mesmo dente e até hoje sinto dores no mesmo, agora percebi que os dentes em volta estão sensíveis, ou seja, ao invés de 01 estou com 03 dentes incomodando, já fiz vários Raios X e os dentistas falam que o canal esta bem feito, o mesmo me indicou a retirada do dente.
O que a Doutora me recomendaria, lembrando que refiz esse canal ha 9 meses, no começo não sentia dores, porém agora o mesmo esta me incomodando qnd como algum alimento como carne ou que precisa de maior mastigação.
Desde já te agradeço e parabéns pelas informações.
Mayck, parece que a sua dor não tem origem no canal, mas no periodonto, ou seja: é uma dor nos tecidos em volta do dente, e não “dentro” dele. Se o canal está bem tratado, seria uma pena extrair esse dente. Então acho que vale uma avaliação mais criteriosa, provavelmente você tem uma pericementite (uma inflamação em volta da ponta da raiz do dente). Nesse caso, o dente pode estar “alto”, batendo no arco oposto antes dos demais, o que causa dor. Seria interessante a avaliação de um dentista especialista em Endodontia (se seu dentista não for especialista).
Oi e um prazer falar com vc, estou passando um processo dificílimo com meus dentes, eu quebrei meu primeiro molar inferior, ai o dentista sugeriu q eu colocasse uma coroa, ele fez o canal, matou a raiz e colocou o material d titânio q tinha q colocar, mas o dente de zirconia demorou para chegar, entao fiquei um mes com o local exposto! Mas enfim ele colocou a coroa e o dente e terminou o trabalho, porem o dente ficou meio torto quando mordo e ele encosta no de cima, mas enfim estava uma maravilha, mas depois de 10 dias q ele ja tinha terminado de colocar o dente ai comecei a ter dores muito fortes, ai tomo dipirona passa a dor depois de 10 horas volta a dor!! Marquei para voltar ao dentista mas estou com desconfiança dele, oq vc acha q pode ser???
Rafael, provavelmente é só o caso de ajustar essa coroa. Ela deve estar um pouco “alta”. Se for isso, é fácil de resolver. Converse com o seu dentista.
Se um canal for feito corretamente e posto a coroa em cima tem chance de acontecer esse problema depois?? E se tiver entao pode acontecer d uma pessoa fazer o canal e a coroa correto depois dar problema e ter q refazer varias vezes se futuramente dar outros problemas??? Outra pergunta, no meu caso se der no raio x q terei q mexer no canal de novo, vou sentir muita dor para arrancar o dente de zirconia q ja esta colado por cima???
A biologia não é uma ciência exata, então o dentista pode fazer tudo como manda o protocolo e o dente continuar doendo. Geralmente isso não acontece, mas não dá pra afirmar “de pés juntos” que não vai acontecer. Qualquer procedimento que seja necessário será feito sob anestesia local, então não deve doer.
Entao, ele ja tinha ajustado tirando um pouco d medida do outro d cima, ele nao esta mais alto, nem comendo do lado do dente estou para nao forçar mais, porem a dor vem do nada mesmo quando nao to comendo comida, uma dor muito forte, ja faz uns 4 dias, quando acaba o efeito do remedio ai volta a dor muito forte, hoje fui no dentista ele passou periogard enxaguante disse q pode ser a gengiva inflamada e se nao parar a dor durante 5 dias e pra voltar la! Nao aguento mais. Pedi o raio x, ele disse q nao tinha necessidade agora, mas depois desses 5 dias vou tirar, me diz oq pode ser??? So sei q quando vem a dor e muito forte, hoje mesmo senti tanta dor q metade do meu rosto ficou dormente. Acha q pode ter inflamado por dentro ou meu organismo nao esta aceitando o pino e a coroa, oq pode ser???
Difícil afirmar a causa mas, como o tratamento de canal é recente, eu apostaria que o problema é o canal (considerando que a coroa já foi ajustada). Seu dentista falou em gengiva inflamada, mas a sua gengiva tem aspecto de inflamação?
Eu tenho gengivite e nao esta tratada atualmente, porem no local do canal parece estar boa, o canal faz um mes q fiz, se realmente a dor for no canal pq só começou depois d 10 dias q coloquei a coroa??? Agora hipótese de ser o pino q quebrou ou estar entrando em atrito com o osso sei la, com alguma coisa tem alguma chance???
Quem dera eu pudesse afirmar a causa da dor pra você apenas com base no seu relato, Rafael. O canal pode doer a qualquer tempo, depende do que está causando a dor (uma infecção, uma inflamação, etc.). Se a gengivite não está tratada, pode ser a causa, também. É preciso uma avaliação criteriosa pra sugerir alguma coisa.
Boa Tarde Dra. Ana,
Fiz um tratamento de Canal + restauração há 6 meses aproximadamente.
Porém tenho sentido um inchaço na raiz abaixo do dente e dói quando pressiono um alimento mais duro.
Gostaria de saber o que pode ser.
Talvez ainda o processo inflamatório se resolvendo, Isabella… embora 6 meses seja tempo suficiente pra isso. Pode ser uma pericementite, uma inflamação ao redor da ponta da raiz do dente tratado. Enfim, sugiro que você procure seu dentista pra reavaliar.
Estou há três semanas com uma dor no molar que fica ao lado do ciso no maxilar inferior direito. É uma dor que vai e volta e dói principalmente a noite, as vezes lateja e eu acordo, as vezes dói durante o dia e não consigo mastigar deste lado. Tenho a sensação de quando mordo o dente afunda… Fui ao dentista semana passada e após o raio x constatou-se que já foi tratado canal. Tomei anti-inflamatório por três dias e aliviou por um tempo. Hoje voltou com força, inclusive passei o fio dental o mais profundo possível e saiu uns grânulos semelhantes a cimento. Está doendo também na região em que popularmente chamamos de “papo”. Ajude-me, doutora, o que devo fazer? E o que pode ser? Aguardo ansiosamente pela resposta.
Cristiane, vá ao dentista, é isso que você tem que fazer. É preciso identificar a causa da dor pra propor algum tratamento. Pela sua descrição parece que pode ser algo periodontal, ou seja, nos tecidos em volta do dente, porque você relata que há alguma mobilidade e que saíram esses “grânulos semelhantes a cimento”, que podem ser tártaro. Nesse caso pode ser preciso uma raspagem, por exemplo.
Dra. Parabéns pelo site, é maravilhoso.
Gostaria de tirar uma dúvida, há cerca de 6 meses fiz um tratamento endodontico no elemento 26. Desde o começo senti um certo “incomodo” difícil de explicar. Atualmente, o dente tratado está doendo. É uma dor bem localizada, principalmente durante a mastigação… me parece contínua. Não chega a ser insuportável, mas geralmente dói/ incomoda todos os dias. Tenho medo de perder meu dente, mas já voltei a dentista e ela ao fazer radiografia afirmou que estava tudo ok, isso um pouco antes dele doer tão constantemente e principalmente durante a mastigação. Ainda não fiz a restauração permanente nele, será que essa poderia ser a causa? Um detalhe é que a coroa do dente está totalmente escura. Preta mesmo. Aguardo resposta, obrigada.
Santos, talvez o incômodo não tenha nada a ver com o canal, mas seja periodontal, ou seja, nos tecidos em volta do dente (osso e gengiva). Eu acho que você deve restaurar esse dente assim que possível, a causa pode ser essa (um curativo “alto”, por exemplo).
Doutora, eu preciso realizar um tratamento de canal, meu dente molar ta aberto e eu nunca senti dor nele, só quando entra comida, mas apertando os dentes, nunca senti dor. Eu uso aparelho fixo (mas não na parte de baixo por conta disso), esse tratamento pode ser feito em um dia? Ele abriu ha muito tempo, mas não pude tratar dele, minha dentista é em outra cidade, moro no interior e só vou a dentista mensalmente para a manutenção do aparelho. Como saber se a raiz está morta? Obrigada pelo texto, Doutora.
Maria Eduarda, até é possível fazer o tratamento em sessão única, mas vai ser uma sessão longa e depende, também, das condições do dente. Às vezes é preciso deixar um remédio dentro do dente por uns dias, e aí não dá pra tratar o canal em sessão única. É praticamente certo que o “nervo” do seu dente necrosou, se não você teria dor com ele aberto. Bom… assim que der, resolva isso.
Olá Doutora,
Há quase 3 anos eu fiz um canal e ele nunca me deu problemas, só que agora eu sinto um incômodo ao morder do lado dele (é um molar) ou fechar a boca com um pouco de força. Eu também extraí o siso que fica logo atrás dele há uns 50 dias… queria saber se essa dor tem relação com o siso ou o canal que precisa ser refeito.
Desde já agradeço,
Adoro seu blog.
Olá de novo, Dra.
Fiz um raio-x hoje e o dentista viu que o canal que eu tinha feito não removeu toda a raiz, e sim só uma parte, ele também disse que há inflamação abaixo do dente, o que deve estar causando o incômodo ao morder. Ele disse que tenho que retratar o canal. O problema é que o canal é muito caro, não há outra opção para meu caso…
Luiz, se tem que retratar, tem que retratar. Não é opcional. A nãos er que você extraia o dente, mas não é uma alternativa mais econômica (apenas de forma imediata), afinal você vai precisar de prótese pelo resto da vida.
Obrigada, Luiz. 🙂
É quase certo que a dor tenha a ver com a extração. Não deve ser dor de canal, mas periodontal, ou seja, nos tecidos em volta do dente. É comum que o dente ao lado do local da extração fique dolorido um tempo, o que via de regra é alga passageiro.
Fiz um tratamento de canal há anos. Troquei o bloco desse dente há uns seis meses. Daí comecei a sentir dor e apareceram fístulas! E agora? O bloco que ficou alto? Esse dente com canal tratado há anos nunca me incomodou…
Quero saber sua opinião. Do meu dentista eu já sei! Abraços e parabéns pela iniciativa.
Difícil dizer ao certo sem uma avaliação clínica, Rosane… pode ser uma nova infecção, uma infecção resistente, um problema periodontal causado por alguma interferência oclusal… depende.
Boa noite! Ótimo texto, parabéns!
Acabei chegando aqui pois fiz um tratamento de canal do dente 26 com implante de pino, bloco e coroa ha cerca de 6 meses. Porém de uma semana pra cá tem aumentado exponencialmente a sensibilidade, principalmente a alimentos quentes. Hoje chegou a um ponto que doeu bastante ao beber um chocolate quente, que eu tive que parar de tomar.
Ao tentar “balançar” o dente, a gengiva em volta também dói. Vou procurar minha dentista amanhã, mas qual sua opinião sobre a provável causa da dor e sensibilidade? Obrigado!
Paulo, obrigada. Dor ao quente pode ser sinal de infecção. É preciso avaliar.
Oi, alguém sabe o que seria sentir dor de dente mas não dói, eh tipo, uma pressão forte pra caralho, vc sente d+++ nao eh que nao doi, n sei se sou masoquista mas isso me deixa de pau duro, eh que tipo, ta doendo mas pra mim ta de boa? Acontece que me incomoda essa dor na boca, 1 pouco ate que vai mas ta desde de manhã isso, n eh aquela dor “porra que dor”, mas eh tipo dor sem dor sacas? Alguem sabe o que eh p eu fala pro dentista e n fazer essa explicação doentia p ele? E tipo, eu fiz o canal neste dente que tá me incomodando tem um mês, e agr mesmo que to escrevendo isso ta com mta mta pressão, nao sei se eh pressão, eu n sei descrever essa dor, mas se eu encostar no dente, a arcada dentária de baixo com a de cima (que doi) eu sinto mto mto ai doi tipo agr ta doendo msmo, ta latejando e tudo mas n aquela dor de morrer.
Lucas, você descreveu muito bem, é pressão. Provavelmente é por causa do processo inflamatório que ainda está se resolvendo. Converse com o seu dentista.
Boa Tarde Dra !
Estou com uma duvida, fiz um canal dia 28 quarta feira, so que ainda nao terminei, esta com o curativo e devo voltar la para terminar dia 07, sexta feira, mas o meu dente esta doendo e a gengiva esta inchada, gostaria de saber se e normal.
Obrigada.
Dada a situação, sim, Larissa. O dente pode incomodar um pouco até a conclusão do tratamento de canal, e até alguns dias depois.
Boa noite! Tudo bem, Ana? Bem espero que você tire minhas dúvidas, primeiro quero parabenizar pelo seu trabalho aqui. Vamos la! Ha cerca de 10 meses fiz um canal no dente 37, nunca tive problemas com ele, porem ha um mês sinto dores nele, bem de leve, não incomoda não, mas doi, ai fui na dentista, ela fez um raio x e disse que ta td ok e que pode ser do aparelho, de uns dias pra ca vi que ao lado dele tem tipo um dente saindo, até achei que fosse o dente siso, ai fiz uma radiografia e nao é dente nascendo não, ai vi no laudo relatando que se nota nele uma rafaracao ossea periapical, você poderia me dizer oq é isso? Me explica pfv!
Tudo ótimo, Joelson. Obrigada. 🙂
Rarefação óssea periapical é uma perda de osso na pontinha da raiz do dente, o que significa que em algum momento houve necrose pulpar (o “nervo” do dente “morreu”). Como o canal do seu dente já foi tratado, essa necrose aconteceu antes disso, então essa rarefação já existe há mais de 10 meses. A questão é: ela diminuiu? Continua igual? Porque pode ser haja uma nova infecção, por exemplo. Ou que a dor que você sente seja periodontal, ou seja, não do canal, mas dos tecidos em volta do dente. Enfim… é preciso reavaliar. Converse com o seu dentista.
Obrigado dra! Se realmente for uma nova infecção se hoje está doendo é pq foi erro da dentista ou isso pode acontecer mesmo ele sendo bem feito? Se por acaso for uma nova infecção sera necessário fazer canal novamente ok? Queria um conselho seu ta? Caso seja necessário você acha melhor eu refazer o canal ou extrair? Sei que canal é bem complicado e tenho muito medo! Obs: se eu for extrair futuramente vou fazer implante, mas queria muito salvar meu dente e q ele vivesse saudável. Obg, seu conselho será importante. E em relação a outro dente tenho uma dúvida! Fiz uma restauração bem superficial so que ta sensível dms, pq ta sensível? Oq pode te acontecido? Sera necessário fzr outra restauração? Ou tem medicação?
Isso pode acontecer mesmo ele sendo bem feito. Organismos biológicos são assim, nem sempre a gente consegue o resultado espetado, mesmo fazendo tudo direitinho. Pode ser caso de retratamento de canal, sim. Outra possibilidade é uma apicectomia, a remoção da lesão (que está causando a rarefação óssea periapical) de forma direta, cirurgicamente. Quanto ao outro dente, até 30 dias da restauração feita pode haver alguma sensibilidade. Mais que isso, o dentista precisa reavaliar pra ver o que está acontecendo.
Olá Doutora, já fiz 3 canais, um no segundo molar esquerdo do arco superior, outro no segundo molar direito e outro no esquerdo do arco inferior, e isso já faz mais ou menos um ano, porém agora o segundo molar esquerdo tanto o do arco superior quanto o do inferior estão doendo muito, qual poderia ser a causa?
Evily, não dá pra afirmar qual a causa só com base no seu relato. A dor pode nem ter a ver com o tratamento de canal, em si. Procure um dentista pra avaliar.
Oi doutora! Tenho uma dúvida em relação a um tratamento de canal que fiz recentemente.
Tenho um dente que já havia sido restaurado algumas vezes e, na última restauração, o dentista falou que talvez fosse necessário fazer um canal, mas não o fez. Na primeira semana após a restauração, senti muita sensibilidade, muita mesmo, a ponto de doer até se puxasse o ar pela boca. Com o tempo a dor ficou mais intensa e aí então, fiz o canal. Após concluir o canal, passei um bom tempo tentando evitar mastigar com esse dente, mas agora, passado uns 4 meses, tento mastigar e o dente dói. E normal ainda sentir essa dor?
Kaline, normal não é. Mas talvez seja apenas do processo inflamatório. Seria bom reavaliar pra ver se, por acaso, a restauração não está um pouco “alta”, porque esse é um motivo comum pra esse tipo de incômodo que você sente. Converse com o seu dentista.
Obrigada, doutora 🙂
Olá me chamo Aldenira, estou com um canal retratado ha 7 meses doendo. O que pode ter acontecido?
Aldenira, pode ser uma dor periodontal (nos tecidos em volta do dentes), que não tenha a ver com o canal de forma direta. Sugiro que voc~e procure o seu dentista pra reavaliar.
Ola doutora, fiz um tratamento de canal ha 5 anos e agora não posso comer nada quente q o dente doi. O que será?? Eu tenho bruxismo, sera por isso?
Jacqueline, dor ao quente pode ser sinal de infecção. É preciso reavaliar. O bruxismo até pode ter a ver com isso, mas não necessariamente.
Olá Dra. Ana, tudo bem?
Fiz um tratamento de canal (sessão única) do 1º molar superior direito (dente 16) há 5 dias. No dia seguinte não senti dor, estava tomando Ibuprofeno 600mg. No segundo dia, comecei a sentir uma dor bem incômoda, dessas que não deixam a gente concentrar em nada. Liguei para o meu dentista e ele disse que era normal sentir dor até 1 semana depois devido ao processo inflamatório e que eu poderia trocar o remédio para Nimesulida e Paracetamol que daria um efeito melhor. Não adiantou, a dor permaneceu. Liguei pra ele novamente e ele passou o sublingual Toragesic. Também não resolveu. Não está dolorido, está doendo mesmo, estou com dificuldade até pra dormir por causa da dor que é constante, não passa. Agora ele me passou Tylex e pediu um raio-x, mas estou preocupada. Acho que pode ter acontecido uma das hipóteses citadas no artigo. É normal essa dor? Até quantos dias poderemos considerar normal dentro do processo inflamatório?
Adriana, normal não é. A resolução do processo inflamatório pode deixar o dente dolorido por até 1 mês, mas não doendo da forma que você relata. Só incomodando, mesmo. Vamos ver se a radiografia vai trazer alguma informação nova que explique essa dor.
Boa noite, dra.
Parabéns de verdade pela iniciativa e prestatividade.
Acredite, a sra ajuda MUITO com essa conduta.
Vamos ao caso: iniciei o tratamento de canal no primeiro molar superior direito ontem e, segundo a dentista, ela realizou a remoção do nervo e a instrumentação do dente.
Após realizar o procedimento em 3 “canais”, ela passou uns 10 minutos “procurando” um outro canal do dente, pois disse que o primeiro molar pode ter 3 ou 4 canais. Após muita procura, ela não encontrou o outro canal, finalizou a primeira etapa do tratamento e marcamos para quinta que vem a próxima fase.
1. Minha dúvida (quase paranóia, hahaha) é: existem chances de haver esse quarto canal no meu dente e ela não o ter encontrado? Em termos de estatísticas, é mais comum ter 3 ou 4 canais?
2. Se houver 4 e ela só tratou de 3, terei problemas? Existe alguma verificação sobre a existência deste 4º canal mais eficaz, como por exemplo algum exame?
3. Tô sentindo uma dor média no dente, que se ameniza consideravelmente quando tomo o remédio receitado – Tandrilax. Isso é normal?
4. Ela deveria ter receitado algum antibiótico também?
5. Também li alguns comentários aqui de pessoas falando em bloco, coroa, pino… Ao final do tratamento de canal, ela não pode somente fazer a restauração do meu dente? 🙁
Desculpa pela quantidade de perguntas, dra!
Muito obrigado desde já e, de novo, parabéns pelo serviço prestado!
Fico feliz em ajudar, José! Numerei suas perguntas pra facilitar. 🙂
1. Sim, existem. Em 30% dos casos os primeiros molares superiores têm três canais e em 70% dos casos têm quatro canais (por isso sua dentista procurou tanto).
2. Provavelmente terá. Uma tomografia tiraria essa dúvida, radiografia, nesse caso, não adianta.
3. Normal, considerando o procedimento recente.
4. Em princípio, não.
5. Pode. Tudo depende de quando de tecido dentário você perdeu. Se pouco, a restauração direta resolve. Se muito, talvez só uma coroa.
Bom dia doutora… eu estou fazendo tratamento de canal em um dente ha dois meses, acontece que meu dente ficou muito sensivel, nao posso triscar nada que doi, a dentista disse que nao pode fechar o dente enquanto estiver com essa sensibilidade, mas ela nao troca o curativo e nem passa remedio, até quando vou ter que esperar…
Lucineide, o tratamento de canal foi concluído? Com “fechar o dente” você quer dizer restaurá-lo ou concluir o tratamento de canal?
Olá Ana, estou com uma situação chata, e estou receoso, há uma semana e meia atrás eu fiz um canal no primeiro molar esquerdo inferior, e hoje novamente esse dente passou a me incomodar, porém de uma forma diferente, sinto como se ele estivesse se comportando igual a um dente provisório próximo à sua queda, ao morder sinto pressão e dor na raiz, e ao balançar com os dedos, sinto-o um pouco mole. Estou entrando em desespero já, oq eu faço? Isso é normal?
Mickaell, como o tratamento de canal é recente, os sintomas que você relata podem ser porque ainda há um processo inflamatório se resolvendo. Aguarde mais alguns dias, se continuar assim, procure seu dentista pra reavaliar.
Ola dra, minha duvida é a seguinte: fiquei com um dente doendo de vez em qdo por 8 anos, isso mesmo. Fui em varios dentistas e ninguém resolvia ate q tive um abscesso. Tratei o canal, mas onde estava a bolinha endureceu e assim esta ate hj. Se pressiono ela doi. Pois bem, esse dente quebrou e vou colocar uma coroa com pino. O dentista fez uma cirurgia e colocou um dente provisório. Isso faz 1 mes. Mas qdo passo fio dental sinto dor na gengiva. Ele restaurou o dente de tras ha 10 dias e achei q aquele negocio q colacam na gengiva para fazer o dente tinha tb me machucado. Enfim, qdo passo fio dental sinto dor. O dentista q vai fazer a protese disse q eu ainda tenho uma lesao nesse dente com canal tratado e pediu para eu procurar a dentista que fez o canal. Hj comi algo quente, o dente ficou latejando. Nao doia mas latejou. Sera q é o canal? Sera q é pq a gengiva ta machucada? É possivel fazer um canal e onde a bolinha estava endurecer e doer ao ser pressionada? Ja faz quase quatro anos q fiz esse canal. Aguardo seu retorno.
Muitoooo obg!!
Parece, sim, haver algo no dente com o canal tratado, Paula. Ele tem lesão, e esse latejamento ao quente, pode significar uma nova infecção. O grampo usado no isolamento absoluto às vezes machuca a gengiva, mesmo. A dor na região da “bolinha” é mais um sinal de que pode haver infecção associada a esse dente.
Olá Doutora, fiz um tratamento de canal há 1 ano, até então tudo bem. Há 2 meses extrai os 4 sisos. Agora esse dente que o canal foi tratado voltou a doer, e ele é bem próximo ao siso que extrai. Pode ter alguma relação? E estou grávida de apenas 4 semanas, tenho medo de passar por algum procedimento agora. O que devo fazer?
Aline, pode ter a ver, sim. Às vezes os dentes próximos ao local da extração ficam doloridos, porque são usados como apoio durante a extração, recebendo bastante força. Essa dor não tem a ver com o canal, pois é periodontal (na gengiva e no osso), e tende a diminuir com o passar dos dias. Se isso não acontecer, procure seu dentista pra avaliar.
Olá Dra.
Fiz um tratamento de canal ha alguns anos, e agora venho tendo dores extremas no mesmo dente, tirei uma radiografia onde apontou uma lesão no mesmo dente, isso ocorre com frequência?
Obg.
Não, Sarah. Mas acontece de vez em quando. Parece ser uma nova infecção. Converse com o seu dentista.
Ola, bom dia dra, dra tive um dente que foi feito canal ha 2 anos atras, 2 anos depois tinha um pedacinho preso entre aquele dente antes do canino e o outro mais atras, ai ta certo q n doia de la pra ca, depois que foi feita a obturaçao ele doi, porem qd bebo agua fria ou gelada é tipo dor de sensibilidade, parece que tem acido nele, pq quando eu tinha dente cariado podia beber qualquer liquido frio ou gelado que nao doia nao, fazia era aliviar, me ajuda pelo amor de Deus, o que sera esse misterio?
Samuel, a sensibilidade ao frio, até certo ponto, pode ser normal. Mas quando há sensibilidade ao calor, e o frio alivia essa sensibilidade, é sinal de problema de canal. Acho que o “mistério” é esse: será preciso tratar o canal desse dente, porque ele deve ter necrosado. Converse com o seu dentista.
Ola bom dia dra, dra vim ate aqui pra te agradecer, o problema era esse mesmo e foi resolvido, to muito aliviado e feliz, obg mais uma vez, que Deus abençoe voce e sua familia em peso rsrs.
Que bom Samuel, fico feliz em ter ajudado de alguma forma. 🙂 Amém.
Dra. Ana.
Desde já agradeço a atenção.
Dra., meu dente quebrou um pedacinho (era uma coroa) e percebi que tbm ha cárie, e começou uma dor fina e constante, mas consigo mastigar com o dente pois não é uma dor insuportável.
Fui a uma dentista que disse que era só restaurar e tudo se resolveria, eu pedi pra fazer a radiografia e a dentista disse que a radiografia não mostrava nenhum problema, e em seguida ela mostrou pra outra dentista que estava no consultório que indicou fazer o canal (ficaram na dúvida). Minha pergunta é:
se restaurar meu dente sem fazer canal essa pequena dor pode passar? Pois nem mesmo as profissionais tinham certeza da necessidade.
Desde já agradeço.
Abraço.
Pode, Igor. Mas nada garante. Só tentando pra saber.
Olá Dra. Ana, eu fiz um tratamento de canal no dente 36 ha 3 anos atrás, e até então, foi tudo bem. Só que agora ele voltou a doer da mesma maneira que doía antes do tratamento. Fui fazer uma avaliação no dentista, e está tudo bem com a restauração e sem cárie, então ele pediu uma radiografia que acusou uma inflamação no dente. Me passou amoxilina e diclofenaco sódico até que eu passe com um especialista na próxima semana para avaliar o que pode ter acontecido. Gostaria de saber como é possível um dente com canal tratado inflamar anos após o tratamento, e o que pode ser? E qual tratamento nesse caso?
Aguardo retorno
Agradeço desde já! 🙂
Nataly, é possível. Pode ser uma nova infecção associada a esse canal, ou um problema periodontal (nos tecidos em volta da raiz). O tratamento depende das causas disso (medicação, retratamento de canal, alguma intervenção na gengiva…).
Olá, doutora, tudo bem? Acho seu blog incrível e também sua disponibilidade para responder a todos. =D
Há 3 anos eu precisava fazer canal, pois meu dente estava todo aberto, então ontem fiz minha primeira sessão e o dentista falou que irei precisar de umas três sessões. Ele foi fez a primeira parte de pediu para que retornasse daqui 30 dias.
Porém depois que cheguei em casa, a dor foi aumentando gradativamente, até que de noite a dor estava insuportável, latejando. Recorri ao ibuprofeno e dipirona que tirou a dor, porém hoje quando acordei minha gengiva ao lado do dente está toda inchada e vermelha. Isso é comum? Ou devo ir ao dentista para ver o pq desse inchaço?
Obrigada, Camila. 🙂
Normal não é. Mas é comum que o dente doa entre as sessões do tratamento de canal. Sugiro que você procure seu dentista antes sim, pode ser necessário trocar o curativo, o que deve aliviar a dor.
Ola doutora, fiz o tratamento do dente no dia 1 de julho e agora dia 2 de setembro tenho dores no mesmo dente, o que voce acha que deve ser?
Tratamento de canal, Sonia? Pode ser uma dor nos tecidos em volta do dente (periodonto) e não no canal. Mas pode ser algum problema no canal, também. Procure seu dentista pra reavaliar.
Bom dia Dra. Ana! Tudo bem? Tenho uma dúvida, eu fiz um canal ha 11 meses e hoje percebi que a gengiva ao lado dele ta inchada e devido a isso sinto dor, uso aparelho. Essa gengiva inchada pode ser do aparelho? E tb meu dente quebrou mt fácil, tb percebi que em cima dele ta tipo quebrando, como se alguém tivess raspado ele, entendeu? Ta caspento, enfim é normal ele ficar tão fragil?,
Joelson, se a gengiva está inchada só na região desse dente, não deve ser do aparelho (é um dente com banda? Se sim, até pode ser). O dente com canal tratado não fica frágil DESDE QUE adequadamente restaurado. É provável que haja um problema na restauração dele. Procure seu dentista pra reavaliar.
Dra. Ana, bom dia. Fiz um primeiro canal no dente 37 há 10 anos atrás e sentia muita dor após um simples toque no dente. Passei por vários especialistas em canal que fizeram sessões de retratamento, etc. Resolvi pela extração e colocação de implante à época. Passados 10 anos, fui trocar uma restauração novamente e senti novamente dor no dente 46. Desde maio fiz o canal no dente 46, em duas seções a dentista fechou o dente, que fica doendo com um simples toque na sua parte superior. Senti muita dor com extravasamento de material, mas a dentista disse que era normal. Passei por outro especialista, que retirou o material e fez outras sessões de retratamento. Já avaliaram questões de trinca, já tomei antibióticos, vários dias tomando anti-inflamatórios. A dor não cessa. Vou extrair meu segundo dente, é horrível. Quando tomo nimesulida não sinto nada no dente. Após um período sem nimesulida, qualquer toque no dente me dá uma sensibilidade enorme e se eu morder passa a doer muito. Pergunto: 1) Há relatos de pessoas em que esse tratamento de canal não apresenta resultado? 2) Há relatos de pessoas que o dente deixa de doer com o canal após 6 meses ou 1 ano? A própria dentista entende minha angústia e concordou com meu desejo de extração. Tenho muito medo de dentista e tenho passado muita dor pra tentar “salvar” esse dente. Na minha modesta opinião existem pessoas (como meu caso) que este tratamento de canal realmente não funciona!! Me dê uma luz, extração ou espera????
Só complementando: já investiguei a pericementite e fiz várias sessões de laser, não obtive resultado. Sempre explico pro dentista assim: qualquer toque no dente com canal desencadeia um processo inflamatório. Já foi feito desgaste pra nada tocar no dente. Mas o simples toque da língua provoca a dor. Obrigado.
Rogério,
1. Sim, embora seja uma exceção, nem sempre o tratamento de canal obtém o resultado pretendido, seja em controlar a infecção ou controlar a dor.
2. Sim, às vezes leva meses para o dente parar de incomodar. Seu desejo de extrair é realmente compreensível… se sua dentista concordar e você estiver disposto, ok. Mas faça o implante e a prótese em seguida.
Olá doutora, bom dia.
Fiz um tratamento de canal no segundo molar inferior esquerdo há pouco mais de um mês e foi tudo tranquilo, tive um pós operatório ótimo e depois de por volta de uma semana ja conseguia mastigar normalmente.
Porém uma semana atrás o siso que eu ainda não extraí (e que porventura está do lado do dente que fiz canal) inchou e desinchou após alguns dias, desde então se eu movimento o molar consigo sentir uma leve dor, nada duradouro e nem forte, porém consigo sentir.
E de cerca de três semanas pra cá quando como alimentos muito quentes consigo sentir sensibilidade, não tenho certeza se neste dente que fiz canal, parece-me que essa leve sensibilidade a muito quente é na divisão entre o segundo molar e o primeiro.
Devo esperar algumas semanas pra ver se a dor passa ou devo ir hoje mesmo retornar à dentista?
Jonathas, pode haver alguma sensibilidade após o tratamento de canal. Mas eu acho que vale procurar a sua dentista pra avaliar o siso.
Boa noite Dra. Ana, fiz um tratamento de canal há alguns meses, essa semana estava comendo e acabei quebrando o dente do canal, o qual doeu muito, e continua doendo, estou com muito medo de ter que extrair, o que a senhora acha ?
Maria Isabel, você tem que procurar um dentista pra avaliar que danos seu dente sofreu, qual a extensão dessa fratura. Se a fratura chegou até à raiz, pode ser caso de extração, sim… mas CALMA, é só uma possibilidade.
Oi Dra, boa noite. Já havia perguntado sobre isso uma vez ha algum tempo, mas estou com uma duvida. Fiz um tratamento de canal em março de 2015, a princípio não senti dor, nem a famosa “dor da recuperação” eu sentia. Mas o problema era a sensibilidade a coisas geladas e principalmente coisas quentes, aquela dor horrível que dura só alguns segundos. Aí eu percebi que havia um inchaço na raiz do dente que fiz o tratamento e quando pressionado doía, igual a dor da sensibilidade. Como eu estava com gengivite tratei dela, mas mesmo assim o inchaço permanece, na verdade diminui até, só que quando como algo bem quente incomoda (uso bloco). Li relatos de várias pessoas aqui e fiquei com medo de ter fratura na raiz… Só que acho estranho, porque não sinto dor normalmente só se encostar algo muito quente ou pressionar o local, pra mastigar também não incomoda, e também nunca fiquei sem proteção nesse dente pra chegar ao ponto de fraturar. Quando tirei o curativo imediatamente foi colocado o bloco… Pode ser meu dente siso comprimindo a gengiva? Já que é o primeiro molar superior e minha arcada não comporta mais um novo dente. Se tiver algo errado com a raiz aparece na radiografia panorâmica? Vou precisar levar uma pro dentista verificar a posição dos meus sisos, aí gostaria de saber também se vai mostrar se tem algo errado nesse dente já nesse exame ou se será necessário outro.
Brenda, em princípio não acho que tenha a ver com o siso. Dor ao quente parece mais problema de canal, mesmo… mas depende. É preciso reavaliar esse tratamento de canal. Na radiografia panorâmica pode aparecer algum indício sim, mas o ideal seria fazer uma radiografia periapical apenas desse dente.
Oi, Ana. Percebi que vc é muito prestativa ao responder nossas dúvidas. OBRIGADA. Uso aparelho dentário ha uns anos, e precisei fazer um tratamento de canal no 15. Obs: Já havia extraído anos atrás o 25. E achava que seria melhor ao invés do canal, extrair o 15 e preencher o espaço, como foi feito no 25. Mas meu dentista não é muito prestativo e não me auxiliou neste caso. Logo como eu precisava resolver a cárie do 15, fiz o canal (pelo SUS). Hoje sinto dor moderada no 15, e aumenta após a manutenção do aparelho. O QUE PODE SER? SERIA MELHOR TE-LO EXTRAÍDO? QUERIA MANDAR UMA FOTO PRA VC VER. ACHEI QUE MESMO NO FIM JÁ DO TRATAMENTO MEUS DENTES ESTÃO ASSIMÉTRICOS (TIPO ESTÁ MAIS PRO LADO ESQUERDO).
Dina, é esperado que haja algum desvio de linha média se você tem um número diferente de dentes de cada lado. Extrair o 15, TALVEZ no seu caso seja uma boa ideia, se ortodonticamente for viável fechar esse espaço. Isso resolveria o desvio de linha média e a dor que você vem sentindo. Converse com o seu ortodontista.
Doutora, fiz um tratamento de canal no 1° molar superior lado direito há cerca de 9 meses, finalizado com colocação de peça. Até então havia sentido dor apenas nas primeiras semanas, mas depois tudo normal. Há cerca de 2 dias comecei a sentir espamos de dor que começaram bem leves e agora já estão intensos e incomodando bastante. Independente de tocar o dente, a dor ocorre. Vou à minha dentista na próxima semana pois estou viajando. O que é possível ter acontecido? Há algo que eu possa fazer para atenuar a dor até a ida ao dentista?
Pode ser um processo inflamatório, Valmor. Você pode tomar um analgésico ao qual esteja habituado, mas sem saber o motivo da dor (e principalmente sem remover esse motivo), não há garantia de que a dor seja controlada. Se preciso, procure outro dentista na urgência… depois você conversa com a sua dentista.
Fiz um canal ha dois anos e meio, coloquei aparelho e agora esse dente voltou a doer muito, não é sempre que doi, mas quando doi demora passar, preciso tomar anti-inflamatório… Sera que é um canal mal feito ou é por causa do aparelho ?
Danieli, é esperado algum incômodo quando se movimenta um dente. Então, em princípio, deve ser por causa do aparelho.
Boa noite, dra.
Fiz um canal no molar inferior direito há 2 anos. Depois do canal foi colocado um bloco de porcelana. Esse dente sempre foi sensível após o canal, doía ao apertar. Um dia, após mascar muitos chicletes, esse dente ficou dolorido. Uma dor q latejava e não podia nem encostar no dente. Após uns dias surgiu uma bolinha na gengiva, abaixo do dente tratado de canal. Essa bolinha permanece até hj… há meses. Ela não dói mas não some. Às vezes cria pus q é expelido quando aperto a bolha.
Li aqui no seu blog q é essa bolha pode ser fístula.
É isso mesmo? Se for, o q deverá ser feito? O canal deverá ser reaberto?
Sua descrição é de uma fístula sim, Iriany. Se a origem da fístula for o canal desse dente, será preciso reavaliar e provavelmente retratar o canal. Procure seu dentista pra avaliar.
Muito obrigada, dra.
Estou grávida agora. Se não doer posso esperar p fazer o tratamento depois do parto ou devo fazer na gestação mesmo? Me falaram q a anestesia q se usa em grávidas é diferente, um pouco mais fraca. Tenho medo de doer.
Você pode fazer o tratamento de canal depois, mas procure um dentista já. Pode ser realizado algum procedimento mais urgente pra controlar essa fístula até que seja possível tratar o canal. O tipo de anestesia depende do caso.
Olá doutora, por gentileza, preciso de uma orientação. Fiz o canal de um molar da arcada superior há uns 20 dias. Foram necessárias 4 sessões, pois tenho um número maior de raízes que o “normal”. Bem, este dente foi restaurado há uma semana atrás, mas ao morder usando o tal dente tratado, sinto muita sensibilidade (dói um pouco), de encostar a língua nele também sinto uma dorzinha estranha e a morder alimentos, sinto que “vaza” deste dente um gosto ruim, aquele gosto de curativo (mas ele não está mais com curativo). É normal isso ocorrer? Essa sensibilidade vai diminuir? Porque sinto ainda este gosto de material dentário quando mordo algum alimento com o dente que foi tratado o canal? Muito obrigada desde já!
Majorie, se você estivesse com o curativo, seria “normal” esse gosto na boca. Como não está, sugiro que você procure seu dentista pra ver se a restauração está ok. Quanto ao incômodo, pode ser considerado normal, dado o tratamento recente.
Boa tarde! Dra. Ana, fiz um canal ha mais ou menos 8 meses, o dente não doi, mas sinto um incomodo, o dente está bem sensível, isso é normal? O que achei estranho é que geralmente a sessão de canal demora a fazer, mas o meu demorou cerca de 40 minutos.
Priscila, alguns tratamentos de canal demoram meses, outros se resolvem em sessão única. Isso varia, e não é um problema, em si. Quanto ao incômodo, já não era pra você estar sentindo mais isso. Sugiro que você procure seu dentista pra reavaliar e ver se está tudo ok.
Boa noite Doutora. Tenho bruxismo, e por conta do apertamento, trinquei o molar superior esquerdo. Desde então minha vida virou do avesso. Tive indicação para extração de dois dentistas, inclusive o que me tratava há tempos, mas por preservar demais meus dentes, procurei um especialista para avaliar a questão. Fui num endodontista bastante graduado, inclusive Professor, para uma avaliação melhor. E mesmo com a trinca, por não sentir dor alguma, ele praticamente colocou algumas chances para a não extração. Fez uma avaliação melhor, gastou um pouco da matéria do dente para avaliar a trinca, e chegou a conclusão que ela não havia comprometido a raiz do dente. Fiz tratamento do canal, e pelo que tenho observado, o tratamento seguiu todos os critérios adequados para tal…. O tratamento foi realizado em duas sessões, sendo que até a segunda sessão, o comportamento do dente estava perfeito, sem dor… sem sensibilidade na mastigação… etc. O endodontista concluiu que o dente estava bastante adequado, sem secreções… etc, seguiu com a conclusão do processo de canal e terminamos na segunda sessão. O que ocorre é que, agora, sinto meu dente latejar levemente, e sinto um desconforto considerável na mastigação, só no dente tratado. Faz 07 dias que o tratamento foi concluído. Isso é normal ? Ainda não coloquei a coroa de porcelana.
Pode ser normal sim, Paulo, afinal ainda há um processo inflamatório se resolvendo. A tendência é esse desconforto ir passando.
Muito obrigado Dra. Ana. Infelizmente hoje retornei ao dentista, e o trauma no meu dente foi irreversível. Apesar de ter tentado todas as alternativas, tive que extrair o dente, tendo em vista que a trinca já havia comprometido a raiz, e já estava com um processo inflamatório se manifestando. Não consegui salvar o dente, infelizmente. Tudo isso por conta do bruxismo severo, considerando que cuido muito bem dos dentes e não foi cárie que ocasionou o procedimento. De qualquer forma, muito obrigado pelo seu feedback, e pelo trabalho social que faz neste site.
Que pena, Paulo. De qualquer forma, felizmente ainda é possível reabilitar esse espaço do dente perdido, e é importante que você faça isso, usando algum tipo de prótese (fixa, removível ou implante).
Olá Dra.
Iniciei o tratamento de um canal (fica do lado do siso inferior esquerdo).
A dentista falou que seriam necessarias 3 sessoes, entao na primeira ela limpou o dente e ficou colocando um negocio pontudo de ferro limpando ele, como ele ja estava aberto (pois tinha ido a uma emergencia pq estava com pus e o dentista da emergencia drenou e falou pra deixar aberto para continuar saindo e procurar uma endo). Certo, na 1a sessao tudo tranquilo, nem precisou de anestesia, nao doeu quase nada, ela colocou um remedio tambem e depois fechou o dente e prescreveu amoxilicina e flancox e falou para tomar o amoxilicina somente caso aparece abscesso ou dor e o flancox se eu nao aguentar de dor. Isso na segunda feira. Ja na terca comecei sentir bastante dor e ja comprei os 2 e comecei tomar, e hoje ao acordar meu rosto estava inchado e tambem sinto o gengiva bem inchada (daquele dente), mas agora ja nao sinto mais dor, so o inchaço e o incomodo. Minha duvida é, é normal depois da 1o sessao aparecer 1 abscesso e minha gengiva começou a inchar, meu rosto tbm! Devo procurar um PS? Pois so vou voltar com ela terca que vem. E estes 2 remedios que estou tomando vão diminuir o inchaço?
Obg, aprecio muito sua pagina.
Douglas, acontece. Se há dor e inchaço e sua dentista não puder atendê-lo em caráter de urgência, procure um dentista que possa. A troca do curativo deve diminuir a dor e o inchaço.
Boa noite Dra, fiz um tratamento de canal no molar e demorei 4 meses para fechar, porem estava com curativo. Uns 15 dias antes de fechar esse dente comecei a sentir uma dorzinha localizada numa parte do dente. Mesmo assim o dentista resolveu restaurar o dente. Isso faz uma semana e a dor melhorou bastante, na verdade ela ate mudou um pouco de características. Antes tinha sensibilidade na gengiva qdo escovava proximo desse dente e esse é um sintoma q nao tenho mais. Quando ele restaurou o dente vizinho, acentuou bem a dor que eu sentia no dente do canal. Apos uma semana q restaurou o dente do lado, este foi finalmente restaurado. Nos primeiros dias ficou bem dolorido, mas depois a dor diminuiu (tomei por um dia ibuprofeno). Agora, 5 dias depois, a dor se limita a qdo mastigo (doi um pouquinho e logo passa) ou passo fio dental (qdo faco pressao para entrar).
O dentista q esta me tratando nao é o mesmo q fez o canal, porem disse q nao viu problema no canal. Olhou tb pra ver se tinha alguma trinca no dente (a olho nu e radiografia) mas nao viu nada, porem disse q existem trincamentos que nao sao visiveis e que tenho os sintomas tipicos disso, que é essa dor ao morder e passageira. Mas como disse ela ta melhorando depois da restauração, pois antes eu comia e ficava doendo um bom tempo. Nao sei se foi o ibuprofeno q me melhorou ou se posso dizer que o dente esta melhorando sozinho.
A sra acha possivel ser uma trinca? Fiquei com medo pq li q qdo o dente doi ao mastigar tem que procurar rapidamente um dentista e que pode ser caso de extração. O dente q fiz canal nao bate no dente de baixo, pois perdi esse dente.
Alem do mais a dentista que fez o canal trabalha em outra cidade, nao gostaria de ir ate la e abrir um dente que pelas radiografias esta bom. Queria saber se isso que estou sentindo pode ser um processo de cicatrização, pode ser um problema de canal ou de trincamento.
Muitoooo obg!!! Agradeço demais pela ajuda.
Paula
Paula, possível é. Mas se não foi constatada nenhuma trinca nem no exame clínico nem no exame radiográfico, deve ser só uma dor inflamatória, mesmo… do processo de cura e cicatrização. Pra ter certeza, só fazendo tomografia… mas eu acho que você podia aguardar mais um pouco pra ver como esse dente vai se comportar.
Obg por responder. Entao, tomei nimesulida por 4 dias e ele continua dolorido. Voltarei na dentista q fez meu canal pra avaliar. Ele nao doi de latejar. É uma dor localizada e as vezes bem acima, na gengiva.
Isso, é importante reavaliar.
Boa noite dra. Ana, fiz um tratamento de canal ja tem um mes, ate ha pouco tempo ele latejava e ficava dolorido, mas é uma dor minima, as vezes isto acontece e outras vezes nao, o que pode ser?
Ariston, provavelmente nada de mais… apenas, ainda, o processo inflamatório se resolvendo. Acho que você não precisa se preocupar.
Esta dor de dente é no siso onde fiz o canal, mas antes de fazer este canal tive uma secreçao (pus) ao redor deste siso, fiz o tratamento com amoxilina e depois o canal, ja vai fazer um mes, e agora doi e está muito vermelho na parte da gengiva… sera que devo extrair esse siso?
Depende da utilidade desse siso. Ele é apoio de alguma prótese, por exemplo? É essencial mantê-lo? Se não, talvez seja melhor extraí-lo mesmo, por se tratar de um siso. Converse com o seu dentista.
Bom dia Dra. Fiz o meu canal há mais de dois anos, parece que foi bem feito e nunca tive problemas. Mas agora sinto uma dor somente no canal, não doi o dente, não doi pra comer, mas é uma dor que parece ser na raiz mesmo, sem sinais de inflamação. Deveria tentar algum remédio para aliviar? Tenho medo de ir ao dentista e não ser nada de mais e ele acabar mexendo de novo no dente sem necessidade. É normal acontecer alguma dor bastante tempo depois? Obrigada!
Fernanda, se não houver necessidade, o dentista não vai mexer. Não é comum que doa depois de tanto tempo do canal tratado, então é importante uma nova avaliação… pode ser um problema gengival, por exemplo, que nada tem a ver com o canal.
Sim Dra. Fiz uma limpeza com outro dentista e ele me disse que a gengiva estava inflamada. Ele mexeu bastante e saiu sangue. Mas achei que não fosse por isso, porque a dor é bem lá no fundo, parece muito ser canal.
É provável que seja gengiva, mesmo.
Olá Fernanda! O meu problema é semelhante ao seu. Depois de dois anos do canal meu dente começou a doer no canal e a dentista disse que o problema é na gengiva, mas tenho minhas dúvidas, como ficou o seu caso?
Dra. boa tarde!
Foi realizado um tratamento de canal no meu dente faz 3 dias, ainda estou com o curativo, ele não está doendo mas está com sensibilidade ao beber algo gelado, isso é normal? Estou preocupada.
Bruna, deve ser só uma sensibilidade pós-tratamento, que certamente tem origem na gengiva ou, até, no dente ao lado. Isso vai diminuir. Se não, procure seu dentista pra reavaliar. Mas acho que você não precisa se preocupar.
Olá Doutora. Primeiro, gostei muito da sua disposição em esclarecer nossas dúvidas. Terminei ontem o tratamento do canal de dois dentes inferiores, tirei o nervo, mas desde que passou a anestesia, estou com os dentes doloridos para toque, e parece que até o osso da mandíbula, onde se encaixam esses dentes, está doendo. Isso é devido ter passado pouco tempo? É normal sentir essa dor? Obrigada pela atenção.
Obrigada, Josiane. 🙂 Sim, entre as sessões do tratamento de canal e logo após o término, o dente pode ficar dolorido, pois ainda há / haverá um processo inflamatório se resolvendo.
ESTOU NA MINHA QUARTA SESSÃO DE CANAL. Esta sendo um pesadelo para mim. A dentista disse que fecha segunda feira agora, mas caraca, doendo a ponto de ter que tomar analgesicos a cada 4 h, sinto pressão no dente, dor até para engolir saliva, lateja, parece que tem martelo batendo. A dor é intensa. Estou passando também xilocaina no local, mas nada de tirar a dor. É normal ??
Maria, dor intensa nunca é normal. Sua dentista vai ter que reavaliar na próxima sessão pra ver se dá pra concluir esse canal, mesmo.
Eu fiz um tratamento de canal hoje, e meu dente está doendo, é normal isso?? A dor é quando eu encosto o dente no outro forte, se for normal sem força não dói, porém se força só um dente doi, é normal? Quanto tempo demora essa dor?
É sim, Leonardo. O dente pode ficar meio sensível entre as sessões e logo após a conclusão do tratamento de canal. A duração dar dor varia de pessoa pra pessoa, provavelmente alguns dias. O importante é incômodo vá sempre diminuindo.
Olá DR: fiz um canal ha uma semana e sinto um desconforto ainda no dente quando mastigo, e ao longo do dia ele fica pulsando levemente, mas quando acordo sinto ele alto e dói, ele ainda continua sensivel demais, ate se eu colocar meu dedo nele, e dói por motivo dessa sensibilidade, ai DR: será que o canal não obteve sucesso?
Thomas, o tratamento de canal é muito recente… ainda há um processo inflamatório se resolvendo. Aguarde mais alguns dias, esse incômodo deve ir diminuindo. Se isso não acontecer, procure seu dentista pra reavaliar.
Olá, eu fiz o tratamento do canal mas ainda vou colocar o bloco, por enquanto estou com um curativo. Estou mais de 2 semanas e ainda não voltei ao dentista para por o bloco. Esses dias eu tive um incomodo com uma bala que eu comi, logo no local do dente tratado, hoje eu tive um outro incomodo, bem pior, foi quando experimentei algo quente e isso trouxe uma dor, a qual me preocupou bastante. O que será? Pode ser porque ainda estou sem bloco? Ou o canal foi mal executado? Espero a resposta. Desde já agradeço!
Joyce, sem o bloco seu dente está desprotegido, frágil. Esses sintomas podem ter a ver com isso, sim. Assim que der, faça o bloco.
Olá Dra. Ana!
Fiz tratamento de canal ha quase três anos, o dentista teve que fazer vários ajustes na peça, mas no final parecia que tinha dado certo, mas de um mês pra cá tem me dado umas dores muito fortes, e minha gengiva ao redor do dente está inchada. Estou grávida e o único remédio que meu médico disse que posso tomar é paracetamol, mas não esta fazendo efeito, a dor é tão forte que parece doer até o osso. O que devo fazer nesse caso?
Desde já obrigada.
Gi, procure seu dentista pra verificar a adaptação dessa prótese. Ela pode estar mal adaptada na gengiva ou “alta”, o que explicaria essas dores.
Boa noite. Não sinto o dente alto. Está normal. A senhora acha que deve ser feito o retratamento de canal? Se realmente foi feito de forma correta ainda poderia sentir esse tipo de dor com alimentos frios ou gelados? Obrigada.
Sensibilidade ao frio não faz sentido num dente com canal tratado. Mas muitas vezes, em casos assim, a sensibilidade não é do dente tratado, mas de algum dente próximo, e a dor é irradiada dele. Vale uma reavaliação criteriosa.
Olá, gostaria de um conselho.
Há uns 3 anos atrás eu fiz um canal em uma determinada clinica, assim que terminou o canal eu não senti nada durante alguns meses (uns 7 a 9), logo depois meu rosto começou a ficar um pouco inchado e o dente dolorido, mas conversei com o pessoal da clinica, eles não quiseram se responsabilizar, tirei um raio x em outro lugar (descobri que a dentista esqueceu de uma raiz) e voltei a clinica (a dentista que estava la não quis fazer), eles me repassaram para outra clinica e eu refiz esse canal. Agora voltou a doer e tirei outro raio x, e descobri que só tiraram ate metade do nervo da raiz, e voltei lá, eles inventaram uma desculpa, dizendo que isso é uma rejeição que acontecem com 5% das pessoas que fazem canal e que a unica coisa que poderia fazer agora era extração (que eu deveria pagar pra extrair e que ele dariam um desconto).
Mas antes de ir la tinha conversado com uma dentista de outra clinica que não tinha falado nada de extrair e sim de refazer esse canal.
E no que eu posso ajudar, Nilda? Se há uma outra dentista que fala em retratamento de canal e você está disposta a isso, faça o retratamento. É essa sua dúvida?
Bom dia Dra, eu fiz canal no dente 46 ha 2 anos, e dia 29 agora ele começou a doer e só passa com ibuprofeno, fui ao dentista fiz um raio X com imagem aumentada e td, ele nao conseguiu ver nada de mais, só algo no pe da raiz, me receitou amoxicilina e mandou tomar por 3 dias, se nao melhorar provavelmente vai extrair o dente. É uma dor chata com pressão. Será q devo trocar de dentista?
Ismael, se a indicação é de extração, até vale uma segunda opinião entes de fazer o procedimento, que não tem volta. Mas pela sua descrição pode haver indicação de retratamento de canal, não saberia dizer por que seu dentista indicou a extração. Converse com ele.
Boa tarde,
Fiz tratamento de canal no último molar, lado direito, parte de cima, em abril deste ano. O canal foi feito em uma hora. Depois de concluído, o endodontista preencheu com um tipo de cimento odontológico, comprimindo com força e eu lembro de ter doído muito nesse momento. E ele me disse que era normal. Depois me encaminhou para a dentista para fazer a restauração. Ainda aguardei uma semana porque sentia dor com gelado, quente e ao mastigar. A restauração foi feita mas continuei a sentir a dor. O endodontista tirou um raio x disse que o canal estava bem feito e o problema era oclusão. O dentista lixou um pouco os dentes e até aliviou a dor na mastigação, mas continuou a doer com gelado e quente. E qdo começava a doer e eu encostava a língua, a dor era insuportável. Viajei por um mês em julho. Todos os dias o dente doía com algo frio ou quente. A dor era forte e depois diminuía parando de vez. Se pressiono a língua sobre ele sinto que está dolorido. Fiz uma tomografia do dente para verificar se não havia fratura, mas o resultado foi negativo. O endodontista insistiu que o problema e oclusão, mas não sinto mas dor ao morder, nem problemas na mastigação. Eh normal essa dor?
Não diria que é normal, Cristiane… mas acontece. Você sente esse dente “alto”?
Olá Dra. Ana!
Quando eu era criança eu tinha um dente com cárie, o dentista não limpou e só colocou uma massa. Após anos começou a me incomodar, então fiz tratamento de canal, perdi metade do dente praticamente. Após 5 anos do tratamento, o dente começou a ficar sensível a doces. Isso poderia estar acontecendo? O que faço?
Sensibilidade a doces não faz sentido em um dente com canal tratado, Francieli. Provavelmente o problema é num dente próximo (ao lado, acima), com a dor irradiando pra esse dente. Procure um dentista pra avaliar.
Ola, tudo bem?
Fiz canal ha quase 2 meses. Tudo estava indo bem e tranquilo… ate q comecei a notar que ao fechar a boca e apertar meus dentes, o dente do canal começa a dar uma pressao! Ao comer algo do lado dele, mastigando com ele doi tb, eh um molar. Fora isso, ele n dói. N sinto dor nele nem esta latejando. Estou muito preocupada, ja q estou fora do país. Essa pressao parece q fica mais forte quando acordo, e depois so sinto quando aperto meus dentes msm. O que vc acha q poderia ser, dra? Acha que ao dormir posso estar apertando mt os dentes? Ou que o canal esta dando algum problema?
Obrigada, adoro sua pagina!
Barbara, provavelmente ainda é um processo inflamatório se resolvendo, talvez uma pequena pericementite. Não dá pra dizer que haja alguma alteração relevante, pelo seu relato. Sim, se você por acaso aperta os dentes durante o sono, isso pode explicar o incômodo. Mas acho que, em princípio, você não precisa se preocupar.
Boa tarde dra.
Dra. o meu dente 22 tinha uma restauração que acabou caindo. Fui ao dentista e após o raio x constatou-se que era necessário um canal. Bem, fui fazer o canal e o dr. percebeu que o meu dente estava calcificado, mas mesmo assim ele consegui chegar até o ponto que segundo ele não traria problemas, mas que gostaria anualmente fazer uma revisão no dente.
Feito o canal voltei na dentista que estava cuidando da restauração. Tinha pressa devido ao incomodo, mas só depois de quase 15 dias é que ela restaurou o meu dente.
Mais ou menos uns 20 dias após o término do tratamento iniciou uma dor no dente que me incomodou muito, tomei alguns remédios que aparentemente estavam resolvendo o problema. Passados uns 3 dias não estava conseguindo encostar no dente, a dor era muito forte, a sensibilidade aguçada e o dente abalado.
Fiquei muito preocupada e logo entrei em contato como o dentista que fez o canal. Prontamente me atendeu e pediu um novo raio x. O resultado segundo ele o canal está em perfeitas condições e me aconselhou que procurasse a dentista da restauração pois percebera uma infiltração.
Procurei novamente a dra. ela ficou muito admirada dizendo que não entendia o motivo do ocorrido até foi um pouco indelicada batendo fortemente no dente sendo que o mesmo estava muito delicado e dolorido.
Apenas me receitou um anti-inflamatório (nimesulida) que tomei e realmente melhorou as dores fortes.
Hoje estou sentindo como se meu dente estivesse abalado. Não dói, mas tenho medo de perde-lo futuramente.
Seria o caso de procurar outro dentista para avaliar o caso? Ou isso seria normal?
Anita, o dente pode ficar um pouco dolorido ainda depois do tratamento de canal concluído, esse sintoma não revela um problema, em si. Não vejo nenhuma razão pra você perder seu dente, me parece tudo dentro do esperado. O que sua dentista fez foi um exame chamado de “percussão”, não é uma indelicadeza, é preciso dar “batidinhas” no dente, mesmo, pra avaliar se há dor e qual a intensidade dela.
Olá Dra. Eu iniciei o tratamento do canal e retirada de toda a polpa e o ultimo dente la atras.
Bom iniciei ha dois meses atrás, fiz 4 sessões de abertura no dente, tive dificuldade de anestesia também, bom, na semana passada ela finalizou, tirou o RX e viu que um lado não foi preenchido totalmente, ela disse que precisava de mais uma sessão, uma semana depois, nessa semana, meu dente doia muito ao mastigar ao ponto de nem morder nada ali, tomei ibuprofeno de 600 de 8 em 8 hs, deu uma melhorada mas voltei na consulta marcada e ela abriu novamente e finalizou, tirou RX, me mostrou os preenchimentos, no outro dia não conseguia encostar no dente, isso tomando o ibuprofeno a pedido da Dra para continuar, já se passaram dois dias e a dor não passa, to usando ate passajá, alivia não doi e só doi quando encosta nele, isso é normal, deveria passar a dor ou vai passar a dor?
Igor, normal não é. Mas, como a como a conclusão do tratamento é recente, pode ser o processo inflamatório ainda se resolvendo, talvez uma pericementite. Se continuar doendo muito, sua dentista vai ter que reavaliar, ver se por acaso esse dente não está “alto”, e o contato prematuro com o dente do arco oposto causa dor (e piora a dor quando já há dor).
Olá Dra. Ana, tenho canal no dente 15 já faz mais de 10 anos. A restauração que eu tinha nele quebrou e junto quebrou uma parede do dente. Minha dentista está fazendo o processo de coroa, devido não ter mais como trabalhar no mesmo. Mas desde o início do processo tenho sentido pulsações e alguma sensibilidade em questão de pressão, dói ao mastigar no local, e os dentes ao redor tem o efeito de reflexo. Do nada sinto as pulsações e do nada elas se vão. Nunca duram mais de um dia, mas sempre voltam. Será possível o retratamento do canal, já que tem tanto tempo desde que o fiz?
Tammy, você está usando alguma prótese provisória? Tem pino nesse dente?
Sim, estou usando a provisória e foi colocado um pino. Não tenho alergia a metais, até onde sei… Muito obrigada por responder.
Pode ser pelo retratamento, sim… afinal há um processo inflamatório se resolvendo, ainda. Outra possibilidade é que o provisório esteja “alto” ou “apertado” entre os dente, causando desconforto e dor nos tecido em volta dele (periodonto).
Bom dia, dra.
Fiz um tratamento de canal há quase 10 anos e foi colocado um pino. Há cerca de um ano, quebrou essa coroa e fui refazê-la. A dentista mexeu bastante no pino, desgastando as laterais. Por conta de questões de agenda, precisei mudar de dentista para essa nova prótese e estou há uns 2 meses sem mexer e hoje está doendo bastante (é de maculada e não consigo dormir).
É possível saber por que será que está doendo, se foi feito o canal já há tanto tempo?
Desde já, muito obrigada!
Maíra, a dor não seria gengival? Você está usando alguma prótese provisória?
Obrigada pelo retorno, dra!
Acho possível sim que a dor seja da gengiva, estou sem prótese no momento. Também sinto um inchaço na região.
É possível passar uma noção do que seria um tratamento mais imediato? Estou tendo vários desencontros para encontrar um novo dentista e devo acabar passando na emergência, por conta da dor. Tenho tomado spidufen 600 com frequência.
Desde já, muito obrigada!
Se a raiz e o pino estão expostos, a gengiva deve estar inflamada, talvez já com hiperplasia. O motivo, em princípio, deve ser esse. Provavelmente será preciso uma “limpeza” pra remover quaisquer resíduos da região. E colocar LOGO uma nova coroa, nem que seja provisória, antes que a gengiva encubra o preparo.
Olá Doutora. Parabéns pelas informações e obrigado pelo desprendimento em tentar esclarecer as dúvidas de pessoas leigas, como eu. Fiz um tratamento de canal que foi concluído há uns 20 dias. Foi retirado o dente e colocado pino e coroa. Ocorre que durante as mastigações sinto dor, e dói também, por incrível que pareça, quando esse implante entra em contato com algo gelado. A dor vem em forma de latejamentos, e desaparece após uma ou duas horas depois da mastigação que causou a dor. Essa dor era mais intensa nos primeiros dias após a conclusão do implante, me parece que vem diminuindo com o passar do tempo. Isso pode ser considerado normal? Eu poderia estipular um prazo para que essa dor cessasse de vez, e a partir daí, caso a dor não sumisse, considerar que algo está errado? Outra coisa, durante o período em que fiquei com o dente provisório até que o definitivo ficasse pronto nao senti nenhum desconforto. Só senti dor com o dente definitivo. Muito obrigado.
Jonas, fico feliz em ajudar. 🙂
Você não tem um implante, mas uma coroa com pino apoiada na raiz do seu dente. Dor à mastigação pode ser sinal de uma pericementite, o que, até certo ponto, pode ser considerado “normal” nesse momento (já que o tratamento de canal é recente e os tecidos em volta da raiz do seu dente ainda estão se recuperando, há um processo inflamatório se resolvendo). Mas dor com gelado não faz muito sentido… a não ser que essa sensibilidade seja no dente ao lado, por exemplo, irradiando pra esse dente (o que não é incomum). Se o incômodo está diminuindo, ótimo, é um bom sinal. Estipular prazos é complicado, porque cada organismo é único. Sugiro que você converse com o seu dentista, é importante reavaliar e ver se, por acaso, a coroa não está um pouco “alta”, causando esse incômodo (nesse caso, um pequeno ajuste deve resolver).
Obrigado mesmo, Doutora Ana. Todo sucesso pra ti, sempre!
Por nada! 😉
Bom dia! Doutora já não é a primeira vez que apareço por aqui… Então, referente aos meus dentes com canal já finalizados e sentindo incômodos nos dentes, minha dentista falou para eu restaurar eles para ver se melhora, pois um foi bem no meio de dois dentes, e se não melhorar ela abre o dente para ver o canal. A senhora recomendaria restaurar para ver se melhora? Estou preocupada ainda com tudo isso… Ah, doutora outra pergunta, a possibilidade de perda de dente com canal, é somente ele vir a quebrar com mordidas fortes ou eles podem amolecer, alguma outra coisa acontecer e vir a perde-los?
Ana, eles já não estão restaurados? Seria uma troca de restauração? De uma forma ou de outra, sim, se sua dentista sugeriu restaurá-los, acho que você deve fazer isso. A perda de dentes com canal tratado geralmente se dá por fraturas, sim. Se ele amolecer, o problema é mais sério e não é só de canal, mas periodontal também (nos tecidos de suporte do dente, osso e gengiva).
Eles estavam com curativo apenas. Na quinta restaurei o que estava me incomodando mais, só que sinto ele dolorido ao comer ali, ainda não extrai o siso, preciso extrair para tirar a dúvida, mas o que eu sinto vem daquele dente, pelo que vejo. Sinto uma pressão do lado direito, como se tivesse inflamado ainda, como sintomas do canal, mesmo já tendo terminado. Doutora eu lhe pergunto sobre o que pode acontecer depois do canal tratado, pois tenho medo de perder os dentes já que são três com tratamento e um deles já havia fraturado. Meu medo maior é esse, de eu fazer e não durar e eu ficar sem eles.
Se o tratamento de canal é recente, a dor pode ser apenas pós-procedimento, pois há um processo inflamatório ainda se resolvendo. Incomoda um pouco, mesmo. Se esse dente está perto do siso, pode ter a ver com o siso, também. O dente com canal tratado, restaurado adequadamente (e aí é essencial considerar a quantidade de tecido dentário perdido pra decidir que tipo de restauração fazer –> direta, indireta (bloco) ou até coroa), não fica mais frágil que qualquer outro dente.
Doutora, meu siso do lado direito, do lado dos dentes com canal, esta bem cariado, só que temo em extrair pois penso que perder um dente depois de tantos problemas poderia não ser nada bom caso algo de pior acontecesse. Teria como restaurar uma cárie no siso ? Ja me falaram que fazer canal não vale a pena, e alguns dentistas só falam em extrair, so um que disse que iria fazer uma panorâmica pra ver tudo e então analisar. Mas pelo raio x da pra ver uma lesão grande no meu siso, que está perto mss não ta no nervo ainda. Não sei o que eu faço. Doutora, faz dois meses quase que terminei os canais.
Ana, se esse siso não tem um bom motivo pra permanecer (falta de outros molares, ser apoio de prótese, etc.), melhor é extraí-lo. Em se tratando de sisos, geralmente nem vale a pena tratar o canal.
Olá,
No dia 27 de julho quase enlouqueci de tanta dor. Estava acompanhando com um buco maxilo, pois sentia dores no maxilar perto do ouvido. Mas dia 27 acordei com muita dor e corri para a emergência. Lá a dra. especialista em bucomaxilofacial pediu um rx panorâmica e disse ser um canal em um pré molar. Ela abriu, tirou o nervo e limpou, aplicou um remédio e fez um curativo. Me receitou azitromicina e Flagyl por 5 dias, e me indicou que procurasse um endodontista. Como o dinheiro está curto, só consegui marcar em uma clínica que posso pagar para o dia 16/08. Tenho medo de voltar a sentir dor nesse período. Não sinto dor no dente, nem senti antes, minha dor é sempre na articulação do maxilar. Isso é normal? Desde o dia que mexi neste dente tenho dificuldade em abrir a boca e ainda sinto dor e a sensação de inchaço no mesmo.
Fabiana, se não dá pra antecipar a consulta, há possibilidade do dente doer, sim. Torçamos pra que não.
Oi… boa noite, ha uns 3 anos fiz um tratamento de canal, desde então sempre dizia a minha dentista que o dente estava dolorido, as vezes era ruim mastigar e tem vezes que lateja e ela nunca disse nada. Troquei de dentista… nesse atual disse que tenho que refazer o tratamento de canal, perguntei a algumas pessoas que ja fizeram e o dente nunca doeu, e como se não tivesse mais dente, simplesmente não sentem nada. Volto na minha ex-dentista para refazer pois todo mundo diz que canal quando bem feito e para o resto da vida, afinal paguei mais de R$ 2.000,00- agora vou ter que gastar novamente? A minha ex dentista terá que fazer sem cobrar! Pois ja cobrou por algo mal feito?
O que eu faço? Desde já agradeço pela atenção.
Att,
FaBy
Fabiana, não dá pra afirmar, com base no seu relato, que o canal foi mal feito. Pode haver uma nova infecção, pode haver um processo inflamatório, uma pericementite, e nada disso tem a ver, necessariamente, com a qualidade do tratamento de canal. Se o outro dentista que você consultou indicou o retratamento de canal, ele é quem tem que fazê-lo (ou indicar um colega que o faça), não faz sentido você voltar na sua dentista pra ela retratar um canal que outro dentista acha que precisa ser retratado. A meu ver é preciso uma investigação mais criteriosa sobre os motivos desse incômodo que você sente porque, o incômodo em si, não é motivo pra retratar o canal (não como primeira medida, pelo menos).
Fiz canal já faz dois anos e coloquei pino e a coroa, só que por esses dias não consigo mastigar, o dente está doendo muito. Pode ser inflamação? O canal pode está infeccionado ? Medo de fazer o tratamento de canal de novo.
Tássia, pode ser tanto inflamação quando infecção. Se for inflamação, mais fácil de resolver. Procure seu dentista pra avaliar.
Bom dia Dr.ª Ana,
Fiz um canal ha uns 2 anos, porém ha 2 dias estou sentindo uma dor nesse dente e ele está intocável… Fui a dentista que fez o canal mas ela só poderá me atender na segunda-feira (está viajando). Outro dentista me atendeu e me informou que minha mordida estava errada, esse dente estava recebendo toda a carga da minha mordida, ele deu uma lixada nele, o que o fez diminuir de tamanho, tomei um medicamento para dor e um anti-inflamatório, mas após 24h disso, ainda não consigo tocar no dente e a dor persiste.
A dr.ª só vai me atender em 3 dias e não sei se vou conseguir ficar assim.
O que pode ser? (Obrigado desde já)
Anderson, é uma pericementite, uma inflamação em volta da raiz do dente. A conduta do dentista foi ok, eu faria o mesmo, eliminaria o contato prematuro… a dor deve diminuir nas próximas horas.
Olá doutora, fiz um tratamento de canal no dente 23, já finalizei, mas estou com muita dor. A doutora que fez o canal me mostrou o rx e o tratamento foi feito até o final da raiz. Mas a dor não passa. Fica latejando.
O que pode ser?
Ana, pode ser uma infecção resistente, pode ser uma pericementite (uma inflamação em volta da raiz do dente), pode ser só o processo inflamatório esperado na fase de “cura”… depende. O tratamento foi finalizado quando?
Foi finalizado ha 7 dias, a dentista me passou anti-inflamatorio, estou tomando faz 3 dias, mas mesmo assim ainda sinto um pouco de dor.
Considerando o tratamento recente, pode ser a dor pós-procedimento mesmo. Como ainda há um processo inflamatório em resolução, pode incomodar um pouco alguns dias.
Boa tarde Drª. Ana!
Fiz um canal em Novembro de 2015, na última sessão a dentista pressionou a lima muito forte e senti uma dorzinha como se tivesse perfurado a gengiva, informei a mesma, que me disse após um RX que o canal estava perfeito, porém o dente ficou dolorido e até hoje não consigo comer coisas mais consistentes do lado que foi feito o canal, se eu pressioná-lo com os dedos sinto o mesmo bem dolorido. O que pode ser? As vezes tomo remédio e melhora um pouco, depois continua o incômodo. Não chega a ser uma dor insuportável, mas incomoda.
Egeane, parece uma dor periodontal, ou seja, em volta do dente, e não no canal. Seria bom verificar se ele não está “alto”, pois um pequeno desgaste, livrando esse dente da força que tem recebido, pode resolver o problema. Mas não sei, é apenas uma sugestão baseado no que você me contou.
Obrigada pelo retorno Drª Ana.
Bom dia, Drª Ana.
Achei super bacana esse canal para podermos pedir uma segunda opinião ao que vem acontecendo em nossos tratamentos dentários.
Fiz um tratamento de canal em maio do ano passado (2015) e em junho desse ano comecei a sentir uns “choques” na área onde foi feito o tratamento. As dores são intensas, não tem uma causa aparente pois elas acontecem “do nada” (sem mastigação, ingestão de liquido ou escovação). Voltei na Drª onde tratei, ela fez um raio x e disse que está tudo bem como o canal. O problema é que ainda sinto dor em momentos esporádicos, me falta o ar quando acontece, e é um choque forte e vai diminuindo, em cerca de 2 minutos ele já desapareceu por completo… A médica me receitou um anti-inflamatório, mas estou com medo de algo pior estar acontecendo, o engraçado é quando sinto a dor ela erradia para o dente de baixo ao canal… o que pode ser isso? Como trato? Não quero ficar sentindo essas dores terríveis… Me ajuda por favor.
Leticia, uma possibilidade é que o problema seja exatamente no dente antagonista, e não nesse. Seria bom sua dentista avaliar esse dente, também. Se for no dente do canal mesmo, pode ser um processo inflamatório ou uma infecção resistente. Enfim… é preciso avaliar com bastante critério.
Doutora, são os primeiros molares, e o segundo do lado direito, acho que 26 e 17 a numeração. Ja estou um mes com curativo aguardando tudo se resolver, pois tenho medo de restaurar e doer. Semana que vem vou terminar o canal do dente que tinha restauração profunda e vou pedir para olhar o do lado esquerdo tbm. Estou louca que isso acabe, pq vai e volta essa dor, e tudo que não queria era arrancar dente depois de tudo isso.
Bom, vamos torcer pra que isso tudo acabe logo e acabe bem. 🙂
Oi doutora, tudo bem? Fiz um canal em um dente molar há exatamente um ano, nunca deu problema, porém essa semana minha gengiva começou a sangrar, mas só na região desse dente que eu fiz canal! Pensei que poderia ser gengivite, por isso estou especialmente bem ele apesar da dor (na gengiva), porém fiz uma raspagem com meu dentista há 2 semanas (e começou a sangrar logo depois), é possivel que ele tenha machucado minha gengiva na raspagem e ainda não tenha curado? Ou pode ser que o dentista que faz canal há 1 ano atras deixou alguma bacteria no meu dente e agora tenha dado problema? (Essa alternativa passou pela minha cabeça, mas acho muito estranho nunca ter dado problema)
Nicole, acho mais provável que seja um processo inflamatório ainda se resolvendo depois da raspagem. Não que o seu dentista tenha machucado a sua gengiva, é que leva um tempo pra gengiva cicatrizar direitinho, mesmo.
Fiz um tratamento de canal, retratamento, faz uma semana. Foram duas consultas, fiquei com uma medicação pq tinha uma lesão lá no osso. Durante e entre as consultas não senti nada, mas depois que fechou começou a doer bastante. A dentista passou medicação, mas a dor continua, e piora de noite. É assim mesmo? Vai demorar pra melhorar?
Acontece, Natalia. O importante é que a dor sempre diminua. Dor que piora à noite é característica de processo inflamatório, porque à noite nos deitamos e o fluxo sanguíneo na região da cabeça aumenta, o que exacerba os sintomas da inflamação. Mas toda cicatrização / cura envolve inflamação, então estar inflamado não é uma problema, em si.
Dra. Sou Flaviana, fiz um canal já faz 2 semanas, não senti nada no período do tratamento. Agora sinto umas pontadas na cabeça do lado q fiz o canal, apareceu também dois nódulos pequenos no pescoço, mas não dói muito, e também apareceu na nuca q dói um pouco, não consigo pentear os cabelos do lado do dente. Se eu bater um pouquinho no dente ele da uma pequena dor pouquíssimo, mesmo. O q me preocupa é essa pontada na cabeça, não é em toda não, é só uma pequena parte da cabeça, mas do lado q fiz o canal. Procurei o dentista e o clínico q me disseram q isso é pq fiquei muito tempo deitada na cadeira do dentista, aí é como se fosse dor muscular. Vc poderia dizer se isso é normal? Hj está com 6 dias q terminei o tratamento do canal, agora vou só restaura-lo.
Pode ser normal haver algum incômodo, sim, mesmo logo após a conclusão do tratamento de canal, Flaviana. Ainda há um processo inflamatório se resolvendo.
Doutora, fiz um tratamento de canal do 2º molar (47), percebi que enquanto o dentista limava, tocou duas vezes no fundo do dente o que causou dor apesar de anestesiado, agora três dias após o tratamento o dente doi muito (mais do que antes) e o molar do lado dele está doendo muito também (antes não estava).
O tratamento já foi concluído ou você está entre sessões, Anderson?
Olá doutora, boa noite, fiz um canal tem 21 dias, tomei nimesulida, e tem 3 dias que fez a restauração, hoje voltei a sentir muita dor e sensibilidade! Mas a dor é muito forte! É normal?
Não, Heron. Algum incômodo sim, mas dor muito forte, não. Procure seu dentista pra reavaliar.
Olá boa tarde, gostaria de uma orientação, fiz um tratamento de canal no 1º dente molar inferior no mês de fevereiro, e venho percebendo nos últimos dias que este mesmo dente tem ficado mais sensível, as vezes sinto um choquinho ao comer algo, quando ingiro liquido dá uma pressão no local, parece que está mais sensível que os outros dentes. O quê pode ser, doutora? Obrigada por sempre responder.
Adnei, incômodo à pressão ou à palpação pode ser só pela resolução do processo inflamatório, não é uma dor no canal, mas nos tecidos em volta do dente, que ainda podem estar se recuperando. Mas sensibilidade a líquidos não faz muito sentido. Seria bom reavaliar junto ao seu dentista, porque muitas vezes a dor é irradiada do dente ao lado, por exemplo, e não no dente com canal tratado.
Ola dra., estou na 4 sessão e a dor persiste, minha dentista falou que não sabe o motivo ja que os canais na palavra dela estao secos, pode me orientar o que devo fazer? Obrigada.
Aparecida, difícil dizer ao certo a razão da sua dor… os canais podem estar vazios, mesmo, não tenho razão pra duvidar. Mas ainda tem o processo inflamatório lá na pontinha da raiz. Ainda, até a conclusão do tratamento, entre as sessões, pode haver algum incômodo, mesmo. Se for preciso, converse com a sua dentista pra ela prescrever um analgésico.
Ola dra., depois da 4 sessão minha dentista quer fechar o canal mesmo eu sentindo dor, alegando que por o canal estar aberto, por isso que esta doendo, disse a ela que desta forma nao aceito, porque estou com muita dor, mas a dentista disse que se a dor persistir abriria novamente o dente, dra. esta correto esse procedimento? Ja tomei antibiotico e nimesulida, vou passar com ela daqui duas semanas, estou com curativo.
Então vamos aguardar essas duas semanas, Aparecida. A dor deve ceder. Se não ceder, converse com a sua dentista. Mas talvez concluir o tratamento seja melhor, mesmo… estando tudo ok, a tendência é a dor ir diminuindo e desaparecer.
Ola dra., a dor não passou, é uma dor latejante e nem com analgesicos cessa, meu quadro esta assim: 4 sessões feitas, tive infecção e a dor ainda persiste, a senhora acha que devo passar em outro dentista, por gentileza, pode me ajudar dando maiores explicações do porquê dela querer finalizar mesmo eu dizendo que estou com dores desta natureza? Nao estou podendo contar com minha dentista, obrigada, TUDO DE BOM.
Se você quiser a opinião de um outro dentista, é um direito seu. Sugiro um especialista em endodontia (tratamento de canal). Mas é como eu disse, concluir o canal talvez seja o melhor, agora.
Dra. Fiz um tratamento de canal e depois implante de prótese no mesmo dente. Desde a ocasião do canal sinto dores ao mastigar neste lado e agora com a prótese se como algo um pouco mais duro parece que a gengiva fica irritada e dói muito. Se paro de comer do lado do canal a inflamação diminui e assim por diante. Já passei novamente no dentista que tirou Raio X e confirmou que está tudo bem, que essa inflamação da gengiva iria passar, mas já faz 45 dias e não melhora. O que pode ser?
Sandra, deve ser uma dor periodontal, nos tecidos de suporte do dente. O canal, em si, deve estar ok, mesmo. Esse tipo de dor não é incomum, e via de regra vai diminuindo e se resolve com o passar dos dias.
Boa tarde.
Estou realizando um tratamento de canal no incisivo central. O meu dente sofreu um forte impacto ha mais de 20 anos, nos últimos dois anos ele começou a ficar mais escuro, um amarelado. Iniciei o tratamento de canal na quinta dia 30/06/2016, o dente tinha um pouco de raiz ainda, mas boa parte estava calcificado, mas já foi retirado. Na quinta a noite e na sexta não tive dor, mas desde sábado eu sinto um incomodo, não chega a ser uma dor forte, mas é como se posse uma picada no dente, a sensação e de dente sensível ao frio ou calor. O que pode ser?
Anderson, durante o tratamento de canal o dente pode ficar um pouco sensível, mesmo.
Sim doutora, eu sinto num lado, aí depois sinto no outro, estava sentindo antes nos dois lados ao mesmo tempo. É uma dor espontânea, quase não estou comendo com medo. Tenho medo por ja ter feito canal em cada lado e sentir estas dores dos dois lados, um deles sei que pode ser o dente do lado, mas não entendo o outro. Por isso meu desespero não acaba mais, pois eu não sei o que aconteceu pra ter tanto problema assim com os dentes, e não quero ter que perder-los.
Calma, não vejo razão alguma pra você perder os seus dentes. Será que essa dor não é do aparelho? Dói mais depois das consultas no ortodontista?
Doutora estou afastada da ortodontista para poder tratar esses dentes com problemas, ela me deu este afastamento e tirei as bandas tudo. A dentista do canal vai abrir o dente do lado pq disse que está próximo a polpa e ao invés e abrir o canal ja feito prefere abrir o do lado que tem uma restauração funda e quase encostando na polpa. Passei três dias com o rosto bem inchado, até o olho do lado esquerdo onde tem esse outro dente que ela irá abrir. Mas dói dos dois lados, pois do outro tem um canal tbm ja terminado ha um mês quase.
Lado esquerdo só tenho um canal feito, e o lado direito é onde tem um feito e o outro do lado ela irá abrir. Desculpe a confusão, doutora.
Entendi, é uma combinação de fatores. Acho coerente que sua dentista abra o dente com a restauração profunda, ela certamente identificou que a causa da dor, desse lado, é essa.
Doutora, na quarta fui na dentista, ela abriu o do lado do dente com canal (o do lado direito), mexeu e colocou curativo. Uma das anestesias que ela deu doeu muito e até ontem estava meio anestesiado, só que hoje estou voltando a sentir do lado direito, estou até com dor de cabeça. Ela disse para eu arrancar os sisos que estao com cárie, mas devido a estes problemas não sei se arranco, pois se algo acontecer teria eles para substituir se perder algum dente, e fiquei de pensar sobre isso. Todos os três dentes estão com curativo e isso também me preocupa, mas não posso restaurar até resolver, me dê uma luz Doutora, você tem me ajudado muito.
E queria ajudar mais, Ana… mas não tá fácil 😉 . É complicado me basear só no seu relato pra sugerir algo mais concreto. Quais dentes estão em tratamento mesmo, primeiros ou segundos molares? Pergunto pra considerar a validade de manter os sisos.
Olá, Dra. Estou fazendo um tratamento de canal no 36.
A 1ª sessão foi dia 22 de junho, qdo o dentista abriu, limpou até a parte anterior a entrar nos canais, colocou remédio e fechou provisoriamente. Saiu pus mais uns 3 dias e não doeu em momento algum.
A 2ª sessão foi dia 30 de junho. Ele abriu os canais, limpou, “cutucou bastante”, limou e aplicou remédio. Trabalhou por uns 40 minutos e me disse que o trabalho foi demorado porque fez lentamente, com cuidado e que foi um trabalho difícil.
Nas primeiras 4 horas após a sessão estava tudo normal. Depois comecei a sentir uma dor latejante. Ele disse que poderia sair mais pus (o que ocorreu) e que poderia doer (eu tomaria analgésicos que costumo tomar). O caso é que não está simplesmente doendo. Agora, 30 horas depois da sessão, não consigo mastigar com o outro lado da boca, pq se os molares do lado do canal se tocam a dor é insuportável. A dor é tanta que se tocar com a língua no dente já sinto.
É normal que depois de tanto mexer para limpar doa tanto? Na 1ª sessão foi somente na parte superior, por isso não doeu?
A próxima sessão é dia 14 de julho, possivelmente a última.
Complemento: O tratamento de canal não foi decorrente de cárie e sim de fratura por bruxismo. Abertura que provavelmente permitiu entrada de bactérias. A polpa toda estava morta. A parte da gengiva que abriga o dente estava preta no raio x. Aparentemente é esta gengiva que dói agora.
Obrigada pela atenção!
Juliana
Juliana, você tem um abscesso… enquanto esse pus estiver drenando, deve incomodar. A dor ao toque deve ser periodontal, ou seja, dos tecidos em volta do dente, não do canal, em si.
Obrigada pela resposta, Dra. Vou aguardar a dor diminuir… creio que seja isso. Boa noite!
Juliana
Olá, querida.
Desde já obrigada por tanta informação no seu blog, me ajudou em muito em enfrentar o medo de dentista.
Enfim, tenho uma dúvida, fiz tratamento de canal e já fiz restauração (não houve colocação de coroa), não tenho dor no dente, ele não é sensível a diferentes temperaturas, mas minha gengiva na área desse dente tem uma cor mais escura e ela dói, isso provavelmente não é normal, mas seria uma consequência do canal? É outro tratamento que devo procurar?
Que bom que pude ajudar, Crix. 🙂
O tratamento de canal é recente? A restauração foi feira com isolamento absoluto (aquela borracha azul)?
Ola Dra. Fechei meu canal ha quase uma semana e logo após comecei a sentir um pouco de dor, e ao comer alimentos quentes percebo que ele doi um pouco tbm, gostaria de saber se é normal? Devo falar para minha dentista? Aguardo sua resposta!
Observe por mais alguns dias, Águida. Se a dor não diminuir, procure sua dentista pra reavaliar. A tendência é a dor ir diminuindo com o passar dos dias.
Dra, fui até minha dentista e falei para ela das dores, ela me passou nimesulida, tomei por 5 dias e a dor não passou, voltei até ela e ela falou que poderia ser a gengiva inflamada, e fez a restauração do dente, após isso ele continua a doer quando como qualquer tipo de alimentos ou quando vou escovar! O que me aconselha a fazer? O que pode está acontecendo com o dente?
Se continuar assim, pode ser preciso reabrir o canal. Em princípio não parece ser algo gengival.
Olá Ana, primeiramente quero agradecer por estar presente faz tanto tempo e ainda respondendo aos comentários.
Agora para a dúvida. Recentemente concluí meu canal, fiz 2 sessões para fazer o dito cujo e uma outra sessão para fazer a restauração do dente com resina ainda essa semana (28/06/2016).
Durante todo o processo antes de “fechar o dente” e botar a resina eu fiquei com um curativo provisório para fechá-lo, claro que como meu dente estava mais fraco, aberto, vazio, eu durante essas semanas sempre mastiguei do outro lado da boca e nunca tive problemas durante período, dor etc.
Hoje (29/06) um dia após ter feito a restauração do dente e fechado com resina, decidi testar como ele está. Já que sinto ele super normal e sem dor algum, decidi comer uns biscoitos. Não desses recheados, mas uns durinhos que popularmente se chama mentirinha. Durante a “fartura” não tive nenhum problema, mas logo após comecei a sentir uma dor horrível. Tomei 2 dipironas na hora para poder amenizar a dor, mas ainda assim era bem latente.
Minha questão para a senhora é se: como eu abusei na hora de comer esses biscoitos duros meu dente e praticamente parte do meu rosto ficou latente por conta disso. Pode me confirmar se isso é normal? Se de agora em diante devo evitar comer qualquer coisa muita dura? (lembrando que, comendo normalmente como faço não tive dor alguma até o presente momento, sendo assim, obviamente suspeito desse recente abuso que fiz).
Caso isso não seja normal, que medidas devo tomar?
Desde já grato pela atenção.
Victor <3
Até nem acho que você abusou... afinal de contas, a ideia é que você possa mastigar sem restrições. Como o tratamento é recente, provavelmente você "reacendeu" o processo inflamatório que está se resolvendo, ainda. Em princípio, não é preciso intervir. Mas se você notar que nos próximos dias esse incômodo não diminui, seria bom procurar seu dentista pra uma reavaliação.
Dra. Ana, a senhora não sei se irá lembrar do meu desespero. Eu fiz dois tratamentos de canal, um em cada lado superior, estou ainda com muito medo de perder meus dentes, vai fazer quase um mês e ainda sinto dor dos dois lados. A dentista me passou dexametasona e disse que pode ser um dente do lado que também precise canal, é bem provável, o que pra mim gera mais desespero. E eu não entendo como o outro do outro lado também pode estar doendo depois de finalizado. Estou muito preocupada, eu uso aparelho mas ja estou querendo tirar pq todos os dentes estão estragando e eu temo que eu perca esses dentes, doutora. Queria muito ter uma dentista tão experiente quanto a senhora para me ajudar, estou com dores e com muito medo do que possa acontecer, pois todos se assustam quando falo de tantos problemas nos dentes e que não acabam. Estou muito nervosa com isso.
Ana, como é essa dor? Espontânea? Ou só dói quando você mastiga, por exemplo? Dói mais quando ortodontista ajusta o aparelho?
Dra., tratei de um canal há uns 4 meses… Logo que tratei senti uma sensibilidade no dente tratado, porém a Dra. disse que era normal e que passaria com o tempo… e passou!
Porém nos últimos dias tenho sentido uma dor e novamente uma sensibilidade vindo deste dente… O que pode ser?
Obrigado desde já!
Rafael, talvez um pequeno processo inflamatório… acontece. Como o incômodo passou antes, deve passar agora. Em princípio, não é preciso intervir.
Ana, boa tarde!
Acabei de fazer o procedimento do canal, se eu não me engano foi no último dente, só que a doutora não concluiu, pois disse que estava complicado, mas me informou que tirou o nervo para eu não sentir dor e disse para eu extrair o dente, marcamos para daqui a 4 dias, ou seja meu dente vai ficar totalmente aberto por 4 dias, corre o risco de eu sentir dor? Agora minha boca está totalmente adormecida, não sinto nada.
Corre, Eric. Mas vamos torcer pra que não. 🙂
Olá dra. Desde Já obrigada. Olha, estou muito preocupada, fiz um tratamento de canal num dente molar há um mês, tomei antibiótico e de lá pra cá o dente continuou latejando, de dia mal sentia, mas a noite incomodava muito. Voltei a dentista e ela achou estranho, então pediu uma radiografia da boca toda e não viu nada de anormal, então na ultima quarta dia 22/06 resolveu abrir o dente e refazer o canal, então a dor piorou e não passa com anti-inflamatório, está marcado para eu voltar lá dia 6/7 e já não suporto essa dor. O que poderá ser, por favor me ajude. Obrigada.
Rosy, a dor pode ser periodontal (nos tecidos em volta do dente), pode ser uma infecção resistente… depende. Será preciso reavaliar.
Olá dra. Tive dores insuportaveis no dia seguinte, resolvi ir a outro dentista, q constatou q o canal não estava feito e tinha a ponta de um instrumento no final de um canal, esse dentista disse q estava infectado, então fez o tratamento de canal. Mas continua latejando, então mandei uma carta para a dentista do primeiro tratamento solicitando o dinheiro de volta, hoje a advogada da mesma, disse que no meu caso pode haver um quarto canal, q é um caso raro e q só um especialista pra descobrir. Disse que só depois do dente ter deixado de latejar que eu teria que reclamar. Dra. a sra. acha que esse latejar pode ser de um quarto canal? Obrigada pela atenção.
Acho, Rosy. Não é incomum. É preciso reavaliar.
Boa noite doutora, no dia 25/ 06/2016 meu dentista começou a tampar o canal, ele tinha falado que poderia doer, mas deu 14 horas começou a latejar muito, qualquer pressão doi, tomo torsilax não adianta, tomo spidufen alivia um pouco, já estou tratando, ha quase um mês usei, e quando ele tampou o canal que está doendo muito, é normal essa pressão e dor quando tampa o canal? Estou preocupado. Obrigado.
Eduardo, o canal foi concluído ou ainda não? Se não, pode haver dor, sim, entre as sessões do tratamento.
Não, mas durante hoje né apareceu uma inflamação na região e já entrei em contato com o dentista pra eu retornar hoje, que deu algo errado.
Ok, então ele vai reavaliar.
Doutora Ana, estou na segunda sessão de canal no molar inferior, ontem o dentista iria fechar, quando ele começou aqueles testes de sensibilidade eu senti uma dor aguda em um dos canais, ele me deu anestesia, só que ela não pegou, eu tentei aguentar a dor pra que ele tirasse sei lá o que de lá de dentro, mas eu não aguentei, ele fez um rx e disse que o dente que era normal tem 3 canais, eu tinha um canal acessorio, por isso a anestesia nao pegou, ele colocou um curativo e mandou eu voltar daqui a 15 pra ele ver se consegue fechar, como eu estava muito anestesiada e não senti nada, quando cheguei comecei a sentir um dor absurdaaaaa, fui parar no hospital, tomei injeção de Voltaren e duas doses de Dipirona, consegui dormir e sigo com uma sensibilidade absurda, sem poder comer, só se for liquido, minha vontade é mandar extrair pois não suporto mais tanta dor… me ajude por favooor!!! Essas Dores são normais ?? Pq o dentista disse que não tem mais o que retirar do dente !
Normal não é, Amanda. Mas alguma razão tem, e é isso que precisa ser identificado. Se o problema é o canal acessório, ele tem que ser tratado como os demais. Se o canal ainda não foi concluído, ainda pode haver dor.
Olá Ana, faz um ano e 2 meses que fiz um tratamento de canal. Mas as vezes sinto uma dor no local, o que pode ser?
Difícil dizer ao certo, Shaiane… um processo inflamatório, talvez. Sugiro que você procure seu dentista pra reavaliar.
Boa noite, fiz um canal no penúltimo dente na parte de baixo, fui ao dentista e ele não finalizou o processo, faltou um canal, ele me receitou um anti-inflamatório, e estou tomando, porém minha bochecha do lado direito está inchada, com um formato de bola, queria saber se é comum? E se devo voltar ao dentista o mais rápido possível?
Fábio, dada a situação, pode haver esse inchaço, sim. Isso deve ir desaparecendo com o passar dos dias e com a conclusão do tratamento de canal.
Ola, tudo bem?
Tenho um canal de 2004/2006 não me recordo com exatidão, dois meses atrás fiz duas restaurações e comentei com o Doutor que as vezes eu sentia uma pressão no meu canal caso “eu lembrasse do meu canal”, porém desde então venho percebendo mais, é uma pressão que me da vontade de mastigar algo bem forte com o dente. Por via das duvidas tiramos um raio x do dente e comparamos com o antigo canal e tudo está ok, melhorou muito a parede dentária.
Meio estranho, é a mesma sensação que eu tinha quando arrancava meus dentes de leite.
Estou aguardando se é algo passageiro, mas também não tenho a intenção de arrancar este dente, já que o implante está muito caro ultimamente.
Leandro, pelo seu relato não vejo qualquer razão pra extração. Vamos aguardar. Se necessário, procure seu dentista pra reavaliar.
Ola doutora, fui na emergência com muita dor e o dentista no msm dia fez o canal e fechou, só falta fazer a restauração, passei o dia sem dor, mas no outro dia a noite no msm horário que eu tinha a dor sem fazer o canal o dente começou a doer de novo, isso é normal? Ele passou nimesulida 12/12 hrs, tomei mas msm assim a dor continua, e continuo com sensibilidade, tbm é normal?
Sim Heron, pois ainda há um processo inflamatório se resolvendo. O incômodo vai diminuir nos próximos dias.
Obg, <3
Doutora, eu estou em processo de tratamento de canal. Primeiramente a dentista preparou o dente e fiquei com o curativo por uma semana. Ao voltar ao consultorio, achando que seria fechado o canal, ela me perguntou se eu havia sentido algo no dente e eu relatei ter sentido uma sensibilidade que antes do inicio do tratamento eu não sentia. Daí então ela disse que faria outro curativo e deixaria por mais uma semana, pois não poderia fechar o canal já que estava sentindo sensibilidade. Minha duvida é: enquanto ele estiver sensivel não poderá ser tratado? E se a sensibilidade persistir, qual a saída?
Mariana, depende da intensidade dessa sensibilidade. Alguma sensibilidade pode haver mesmo, até depois do tratamento de canal concluído. Sua dentista vai reavaliar na próxima sessão e decidir sobre manter o curativo ou concluir o tratamento.
Olá Ana, tudo bem?
Minha saga começou em 2011 quando sofri um acidente de moto. Usava aparelho e com a pancada necrosou o 21. Tratei o canal e fechei. Mas nesses 4 anos seguidos após o tratamento a dor na raiz persistiu. Mesmo fazendo laserterapia. No mês passado observei que o 11 começou a acinzentar. Procurei uma endodontista para avaliar e decidiu fazer o canal. A dor na raiz do 21 melhorou 70%, fiquei muito feliz com o resultado, porém começou a doer o 11 após dois dias da realização do canal, minha dentista disse que isso é normal por algum tempo. Isso é verdade?
Obrigada.
É verdade, Dayana. Afinal de contas, há um processo inflamatório ainda se resolvendo.
Dra. Ana estou fazendo um retratamento de canal que estava muito inflamado e já é a segunda visita que faço ao dentista, sendo que ainda estou sentindo dores e sensibilidade no dente, será que daqui pra finalização do retratamento essa dor e a sensibilidade desaparecem, já não aguento mais de tanta dor.
Obrigado!!
É a tendência, Cleber. A dor deve diminuir, sim.
Dra. Ana, estou sofrendo muito por conta dos meus dentes. Na quarta terminei o canal do 17, eu senti que a dentista espetou onde eu sentia do, porém ela estava um tanto apressada, bateu radiografia e disse que daria para finalizar, no final eu perguntei se era normal sentir alguma coisa, ela disse que sim, até os primeiros tres dias, e eu estou sentindo algo ali dentro ainda, desde o dia que eu sai de lá eu senti, parecia nao estar finalizado, que o dente ainda estava vivo. Do lado deste dente tem um molar com uma restauração profunda, pois a cárie foi entre os dois, por conta da banda do aparelho que ja uso ha tempo. Ontem terminei o canal do dente 26, que havia quebrado. Dra, eu estou mesmo desesperada, por tantas coisas que leio, nao aqui mais em outros lugares, e por continuar sentindo ali, estou com medo, eu me desespero, eu meu irrito, choro muito por ter medo de perder meus dentes, isso esta afetando muito meu psicologico, minha vida, não estou conseguindo dormir de preocupação de medo, nao é uma dor, é uma sensação chata lá dentro, não sei o que eu faço, estou com medo.
Ana, primeiramente, CALMA. É esperado algum incômodo após a conclusão do tratamento de canal, afinal de contas há um processo inflamatório ainda se resolvendo, e esse processo inflamatório certamente leva mais de 3 dias pra se resolver. O incômodo que você sente não tem mais a ver com o canal do dente, mas com os tecidos em volta do dente, ou seja, é uma dor periodontal, e não endodôntica. Dada a situação, é normal, como já disse. Procure se acalmar e ter um pouco mais de paciência, você está em franca recuperação e, pelo seu relato, não vejo qualquer razão pra você perder seu dente (pelo contrário).
Boa tarde, doutora.
Tenho muitas dores nos 2 dentes da frente, já fui em 3 dentistas diferentes e os 3 trataram o canal, quando esfria demais meus dentes doem muito e chegam a inchar, você pode me dizer por favor o quer fazer?
Pode ser sensibilidade dentinária, Hebe. O quê incha… a gengiva? Sai sangue ao escovar ou de forma espontânea? Qual a sua idade?
Bom dia Dra. Ana, é a Renata, tudo bom?
Ha mais o menos 6 meses fui ao dentista e ele constatou que havia um canal muito profundo e que nos iriamos fazer o processo na consulta que iria vir, ele tirou uma “camada” e colocou um curativo e pediu para eu voltar mes que vem. Então nesse periodo pedi as contas do meu emprego e acabei esquecendo do convenio, e foi suspenso, e nao terminei o tratamento. De la para ca venho sentindo umas dores de 3 dias, do maximo, muito profundas, e ela dá a cada um mes, e nesse periodo acabou caindo o curativo e meu canal esta aberto. Como nao tenho convenio e esqueci de ir ao dentista publico para terminar o tratamento, tem algum perigo do canal estar aberto ja há mais ou menos 5, 6 meses e estar doendo muito? Marquei um dentista e irei daqui 15 dias.
Renata, claro que tem problema… é uma infecção que você mantém no seu organismo, uma porta de entrada para bactérias. Conclua o tratamento de canal o mais rápido possível.
Olá, fiz um tratamento endodôntico no segundo pré-molar inferior com um especialista na área há 6 meses. Só que desde então sinto uma leeeeeve sensibilidade ao usar o fio dental ou quando pressiono com o dedo no dente. Não sinto nada com frio, nem calor e nem com a mastigação (não tem lesão de cárie também). Fiz ajuste oclusal e não há excesso de restauração. Só não radiografei mais para acompanhar, depois que fiz a endo. Será que ainda é um processo inflamatório? Por quanto tempo esse processo inflamatório persiste? Obrigado.
Luiz, provavelmente. O incômodo certamente é periodontal, nem tem a ver mais diretamente com o canal. Talvez seja o caso de tomar um anti-inflamatório… converse com o seu dentista.
Doutora, fiz um canal tem quase 2 meses em um dente na parte do fundo superior direita, e eu uso aparelho ortodôntico, mais ou menos 15 dias depois do canal, coloquei uma bandagem no dente que foi feito o procedimento de canal, só que eu sinto uma pequena dor quando encosto nele com a língua, uma pequena pulsação. Lembrando que este dente que foi feito canal, a maior parte dele está restaurado com resina, pois o dente estava quebrado.
É normal sentir dor neste caso?
Obrigada.
Erika, dado o tratamento de canal recente, pode ser normal, sim. Há um processo inflamatório ainda em curso.
Obrigada, Doutora!
Boa noite, fiz uma restauração no dente molar com canal, mas quando tomo algo gelado ou mastigo algo quente ele gera um pequeno desconforto, uma leve dor, o que pode ser? Também estou terminando uma tratamento de canal no outro molar, e na última troca de curativo doeu muito, e na última visita não deu para restaurar o dente, o dentista tirou um raio x, e disse que ultrapassou um pouco da massa o final do dente, acho que a raiz, nos primeiros dias doeu, como se fosse uma pressão dentro do dente, ele disse que se incomodasse teria que refazer e retirar o excesso. Hoje faz quatro dias da ultima consulta e não doeu da mesma forma, só sinto uma leve dor ao mastigar sobre o curativo. Preciso saber se existe algum risco desse excesso ser prejudicial ou começar a doer o dente após o tratamento. Desde já agradeço.
Gessica, esses 2 dentes estão um ao lado do outro? Se sim, não dá pra afirmar de qual deles vem a dor, pode ser uma dor irradiada. Sim, esse material extravasado pode incomodar mais tarde, mas é cedo pra afirmar isso. É preciso acompanhar o caso.
Um dente está do lado esquerdo e o outro do lado direito. Qual o tipo de incomodo que pode gerar deste excesso? Fiquei com um pouco de medo, pois não sei como vai ser tratado, é preciso que seja o mesmo dentista que acompanha o caso? E por quanto tempo ele precisa me acompanhar?
Ok, então a dor deve ser do dente com canal estravasamento de material, mesmo. De qualquer forma, não quer dizer que haja algo errado, até porque você diz que a dor é leve e ao mastigar, então, provavelmente passageira. O ideal é que o dentista que tratou o canal acompanhe você, pois ele é quem conhece os detalhes do caso.
Dra. Ana,
Tinha uma restauração em um dente e sempre sentia mt sensibilidade nele com quente e gelado. De um mês pra cá comecei a sentir dores mt fortes, umas fisgadas horriveis, que doiam o rosto inclusive.
Fui a dentista e a mesma tirou um raio X, constatou que havia uma carie muito profunda e que seria necessário tratar o canal. Me passou um anti-inflamatorio Arflex de 200 mg pra tomar 1 vez ao dia por 3 dias e depois tratamos o canal (ontem pela manhã).
Não sinto dores, somente um pouco sensivel, o dente ainda está com curativo, so irei colocar o bloco semana que vem.
Entretanto estou desde ontem a noite sentindo o dente pulsando bem fraquinho, como se estivesse latejando mas sem dor.
Minha consulta é só daqui a uma semana, mas estou preocupada.
O que pode ter acontecido? Será que deu algo errado?
Devo aguardar ou ir em uma emergência?
Normal, Adriana. É um sintoma inflamatório. O tratamento foi concluído muito recentemente, então há um processo inflamatório ainda se resolvendo.
Agradeço pela atenção e pelas respostas. Vou tirar todas as minhas duvidas com o dentista nesta quinta. Obrigada.
Olá Doutora Ana,
Ha 1 ano atrás fiz um tratamento de canal em um dos dentes de trás superior. Ok nunca mais senti dores nele, porém de lá pra cá de tempos em tempos sinto uma pressão no ouvido e em cima desse dente, é tipo um latejar, só que sem dor. Já fui no otorrino e fiz alguns exames e o mesmo me disse que não tenho nada no ouvido. Pode ser alguma coisa com o dente? Uma vez que comecei a sentir isto após que tratei o canal?
Kelly, latejamento costuma ser um sintoma inflamatório. Pode ter a ver com o esse dente, sim, mas não é necessariamente um problema. De qualquer forma, seria bom reavaliar com o seu dentista, só pra tirar a “cisma”.
Dra. Ana, bom dia.
Meu caso é o seguinte: há 6 meses eu tratei um dente superior com canal e foi colocada uma restauração que sempre dava problemas de quebra e após várias tentativas sem sucesso, o meu dentista optou por retratar o canal e colocarmos uma coroa.
Ok… Fizemos isso e até então eu não sentia nenhuma dor. Nem no primeiro tratamento de canal e nem no segundo. A coroa aparentemente estava bem alocada, mas uns dois meses depois eu comecei a sentir um mau gosto na boca e um espaçamento na parte de trás (do lado) do dente, quando passava a língua… sentia como se tivesse uma abertura na lateral do dente, voltei ao dentista que constatou que a peça estava “solta”. Ele fez uma readaptação na peça, cimentou tudo de novo. A partir daí comecei a sentir muita sensibilidade ao gelado. Quando tomo qualquer coisa fria eu sinto… O espaço ainda continua. Eu coloco a ponta da língua e é como se tivesse faltando.
Depois de muita “briga”, o dentista disse que teria que retratar o canal, mas antes retirar a peça que está cimentada. Nesse procedimento todo, ele me deixou pre-avisada de que pode ser que haja problemas de danificação da minha raiz, o que ocasionaria a perda do dente e eu teria que fazer um implante. Realmente pode acontecer isso, Dra? Eu estou bem revoltada com a situação toda. Duas vezes retrataram um canal, segui toda a orientação deles para manutenção do dente.
Sharyel, pode. Remover uma coroa pode causar algum trauma ao dente, sim. O pior nem é remover a coroa, mas o pino.
Doutora, tratei o canal de um segundo molar superior que estava com infiltração há uns 15 dias. Hoje, voltei lá pra restaurar esse dente. Até ai tudo bem, não senti nada após o canal nem pra comer nem, pra higienizar. Restaurei hj, tranquilo, nao senti nada, mas cheguei em casa e fui tomar um cafe da tarde e senti sensibilidade com o cafe quente e ao morder o pão. Depois tomei algo frio e senti de novo. Ao escovar tbm sinto, e é bem incomoda essa dor. Será que vai passar? Devo aguardar alguns dias? Pq volto lá no consultório em 10 dias.
Aguarde esses 10 dias, Grasiele. A sensibilidade pode nem ser nesse dente.
Olá Dra. Ana, fiz um canal em março desse ano, quando estávamos fazendo o tratamento o dentista me disse que eu tinha uma raiz muito pequena onde o instrumento (não sei o nome) não conseguia passar e que isso poderia a vir da problema ou não, e que se desse o dente teria que ser arrancado! Esse mês comecei a sentir uma leve dor, mas de ontem pra cá essa dor aumentou principalmente de noite, sinto dor no dente e no rosto somente na parte onde fica o dente, queria saber se essa história que ele disse da raiz é verdade, pq eu acho que ele fez mal feito!
Luana, duas possibilidades: ou o canal do seu dente é atrésico (“apertado”) ou está calcificado, por isso a lima endodôntica não passa. Não sei se seu dentista é especialista em endodontia (tratamento de canal) mas, se não for, seria legal a avaliação de um especialista. Em certos casos não há como tratar mesmo, e aí pode estar indicada a extração, sim.
Bom dia Dra. Ana,
Fiz um canal na segunda-feira, a dor não ta intensa, na verdade só dói quando tento mastigar em cima, isso é normal? Estou um pouco receosa porque devido uma dor de dente antes de fazer o canal já não estava mastigando com o lado onde foi feito o canal, e sei que não podemos mastigar só de um lado.
O que devo fazer, forçar a mastigação do lado onde foi feito o canal ou continuo mastigando só de um lado até a dor passar?
Fernanda, sim, o dente pode ficar dolorido uns dias ainda depois do tratamento de canal. Se dói pra mastigar, evite. Não tem problema mastigar de um lado só por uns dias. E, assim que você achar que dá, retome a mastigação bilateral.
Boa tarde Dra. Ana,
A dor que eu sentia para mastigar passou depois de alguns dias como a senhora já havia falado, estava conseguindo mastigar sem nenhum problema. Porém ontem fui colocar o bloco e desde então a dor ao mastigar voltou. O que pode ter acontecido?
Deve ser só questão de ajustar o bloco, Fernanda. Provavelmente ele está um pouco “alto”. Converse com o seu dentista.
Dra. fiz um canal há 7 anos e nunca senti nada, porém como foi feito com resina ele acabou quebrando e fui ao dentista e ele sugeriu utilizar uma coroa de porcelana para substituir a antiga que quebrou, que era de resina, só que 2 anos depois estou sentindo uma dor quando tomo água, na mastigação não dói, e dói algumas vezes durante o dia, uma dor tipo uma coceirinha dentro do dente. Gostaria de saber por que isso acontece e se o retratamento vai resolver meu problema.
Mariane, dor com líquidos alimentos frios é algo inusitado no caso de um dente com canal tratado. É preciso avaliar, mas é provável que essa sensibilidade seja em outro dente, irradiando pra esse. Por exemplo, o dente ao lado ou o de cima. Converse com o seu dentista.
Boa tarde, Dra. fiz canal dia 10-05-2016, terça feira, o Dr. falou que não precisava tomar remedios, hoje faz quatro dias e o dente ainda dói, o que devo fazer ?
Eliabe, entre em contato com o seu dentista. Agora pode ser preciso tomar um analgésico.
Olá doutora fiz um tratamento de canal ha 8 meses e ele começou a doer, fiz o teste de bater levemente nele para ver se era o do lado mas não, somente ele que dói, pq será ?
Kessiane, pode ser uma pericementite, uma inflamação nos tecidos em volta do dente. Procure seu dentista pra reavaliar.
Olá Dra., fiz o tratamento de canal a primeira vez há muitos anos e sempre senti dores, há dois anos fui no especialista em canal e ele fez o retratamento, acontece que continuo sentindo as mesmas dores, não consigo mastigar do lado deste dente, ja voltei algumas vezes pra ver se não estava alto, ele tirou o excesso, mas continuo com dor, o que pode ser feito pra não sentir mais dores?
Jackson, é preciso avaliar com critério e identificar a causa da dor. Porque alguma causa TEM que ter. Um canal acessório que não foi tratado, uma infecção resistente… depende.
Boa noite, dra!!! Fiz tratamento de canal com colocaçao de pino e coroa no molar superior ha uns dez anos… tenho bruxismo severo e de uns 7 dias para ca tenho sentido este dente com coroa bem sensivel quando me movimento bruscamente ou bato com a unha ou contra o dente de baixo… nao é uma dor constante, a gengiva esta rosadinha, com aspecto normal… na radiografia nao apareceu alteraçao… estou tomando anti-inflamatorio ha 4 dias e alivia ate passar o efeito do remedio… nao é uma dor insuportavel, mas incomoda… pode ter relaçao com o bruxismo este desconforto (dor) mesmo num dente com tratamento de canal?
Pode, Lucio… porque, nesse caso, a dor seria periodontal (nos tecidos de suporte do dente) e não endodôntica (no canal). Mas em se tratando de um dente superior, e considerando qua a dor ocorre ao movimento, pode ser simplesmente uma sinusite. É preciso avaliar.
Olá Dra.,
Primeiramente, parabéns pela prestatividade.
Agora ao caso, fiz um tratamento de canal no Primeiro Molar Superior Direito (16) dia 29/03/16. Foi realizado todo procedimento pós-operatório.
Há uma semana estou sentindo muita sensibilidade no dente, ao escovar os dentes pela manhã e ao tomar água gelada (tomei água gelada repetida vezes para averiguar se era mesmo no 16).
Algumas considerações:
– Antes do tratamento, fui a um dentista para avaliar o dente que não conseguia aplicar anestesia (após 8 injeções obteve sucesso).
– Fui em outro dentista que ao ouvir meu relato e ver a periapical falou que esse meu primeiro molar tinha 2 nervos, ele aplicou duas pequenas injeções e o dente foi anestesiado com sucesso.
– Após isso fui enviado para um Endodontista que fez o canal (o avisei dos casos da anestesia), e foi retirado o nervo (ele até me mostrou o nervo, apenas um).
Pela sua valiosa opinião, há a real possibilidade de mais de um nervo nesse dente?
O dentista, possivelmente, foi omisso?
Retorno a qual dentista? Ao Endo, ou o que aferiu a existência dos dois nervos?
Desde já, agradeço.
Molares superiores geralmente têm 3 ou 4 canais, Fernando. O endodontista mostrou 1 pra você, mas certamente havia outros, é que nem sempre (geralmente não, inclusive) o nervo sai inteirinho. Retorne ao endodontista pra avaliar e ver a razão da dor.
Boa noite Dra,
Fiz um tratamento de canal no dente 35 em outubro de 2015, ha cerca de três dias o dente começou a ficar dolorido e só aumentando o incomodo, hoje procurei o Dentista responsável pelo tratamento que pediu radiografia e disse que estava tudo normal apesar da dor, após alguns testes verificou que o dente estava dolorido possivelmente por ter forçado na mastigação, não fiquei muito convencido com a explicação, afinal o dente continua doendo, o que pode ser? Obrigado.
Flávio, e você sente esse dente “alto”, por exemplo? Algum outro sintoma?
Fiz a primeira sessão de canal faz 16 dias, no primeiro dia incomodou, mas passou e não senti mais nada, porém já faz dois dias que está doendo e nem com remédio para, o que fazer?
Minha próxima sessão é daqui um mês ainda.
Obrigada.
Ysa, não é incomum que haja incômodo entre as sessões de tratamento de canal. Muitas vezes é preciso trocar o curativo pra dor diminuir. Procure seu dentista.
Então, sobre o canal que eu disse que fiz ha 3 meses e está doendo, vc disse que pode ser no dente ao lado, porem o dente ao lado tbm foi feito canal, porem ha muito tempo!
Patricia, ainda assim pode ser ele. Ou o do outro lado (se houver). Quando eu sugiro possibilidades aqui, é baseada nas informações que vocês me dão… eu nunca tive oportunidade de examinar você, e isso é essencial para o diagnóstico. Então quem tem que investigar é o seu dentista.
Olá Dra. faz mais ou menos 1 ano que fiz um canal, durante e depois do processo senti bastante dor, voltei pra médica, ela me falou que estava com pus embaixo da raiz do dente, tomei antibiótico, não resolveu, voltei pra dentista, na radiografia não deu mais secreção, então ela preferiu retratar o canal, quando ela abriu disse que era uma bactéria, tem como identificar uma bactéria sem exames laboratoriais? Se de fato tiver com bactéria, não teria que tomar antibiótico? Ela abriu meu canal e colocou um remédio dentro do dente, não finalizou ainda, pq ela quer acompanhar a evolução do meu dente, volto pra ela daqui a 4 dias. Faz três dias e ainda doi. Tô bastante preocupada.
Lilian, acho que sua dentista quis dizer que havia uma infecção, porque a bactéria específica, só com exame microbiológico, mesmo. A necessidade de antibiótico quem determina é o dentista, depende do caso. Todo tratamento de canal (ou retratamento, no seu caso) pode trazer algum incômodo entre as sessões.
Dra.
Tratei o canal para colocar uma prótese, e hoje (1 semana depois) o dente não doi naturalmente, mas ele está sensível ao frio e se eu bater nele (dando “petelecos”) eu sinto dores. Isso é comum? O que devo fazer? Obrigado.
Dennis, pode haver algum incômodo, sim, logo após o tratamento de canal. Em princípio esse é um sintoma passageiro que vai diminuindo com o passar dos dias.
Doutora, tenho o habito de ficar apertando os dentes durante o dia, e de um tempo para ca tenho sentindo dores nos ombros e pescoço, pode ser por causa disso? Obrigado.
Pode, João. Se você não imagina outra razão pra essas dores, pode ter a ver, sim. Seria interessante a avaliação de um dentista espacialista em DTM e Dor Orofacial.
Bom dia Dra, me chamo Luiz Wagner, bem, fiz canal no penúltimo dente de cima da boca, já faz uns 6 meses, hoje acordei com ele um pouco dolorido, eu devo voltar ao dentista? Posso tomar um Dorflex? É normal o dente doer mesmo depois de um tempo depois do tratamento? Qdo eu coloco água gelada dá um alívio, obg. Aguardando a resposta.
Luiz, você deve voltar no seu dentista, sim. Alívio com água gelada não é bom sinal, é provável que haja uma nova infecção.
Oi doutora, como vai?
Em nov/15 fiz um canal no dente 11, como ele tem somente um canal, a endodontista recomendou fazer tudo em apenas uma sessão, achei estranho, pq na maioria dos casos, é feito em algumas sessões;
O que acontece que até hoje, 5 meses depois, ainda sinto um pequeno desconforto, como: pressão no dente qd levanto da cama ou abaixo a cabeça, as vezes;
E quando cutuco com a unha, sinto ele diferente dos outros dentes normais, uma leve sensibilidade;
Já fiz radiografias e tomografia computadorizada, pra ver se tinha fraturado a raiz, mas a doutora informou que esta tudo certo;
Fico pensando, será que tudo isso que sinto, deve ser pq ela decidiu fazer muito rápido, em apenas 45 minutos e em uma sessão só?
E o q sinto pode-se considerar normal? Esses sintomas irão desaparecer algum dia ou vou ter que aprender a conviver com esse desconforto, doutora?
Ou você recomenda retratar o canal?
Como não tem infecção mais, deve ser um processo inflamatório resistente, já tomei Nimesulida e nd.
Preciso saber se isso passa como tempo ou existe alguma maneira de eliminar isso, Ana?
Agradeceria muito se vc puder responder;
Grato!
Acácio
Acácio, deve ser, ainda, por causa do processo inflamatório. Você não tem sinusite, por acaso? Porque os sintomas são parecidos, e às vezes são “sentidos” nos dentes superiores. De qualquer forma, você certamente não vai conviver com isso pra sempre… se os sintomas persistirem, é questão de reavaliar e ver o que está acontecendo pra sugerir alguma intervenção.
Oi Ana,
Não tenho sinusite não. Mas fica complicado né doutora, pq os exames estão Ok, fico pensando como o especialista (periodontista) vai saber o que esta causando isso. Existe mais algum exame para detectar alguma inflamação, além do Raio X e Tomografia computadorizada?
Intervenção que vc se refere, seria um retratamento de canal, mesmo sem infecção?
Meu medo é de perder esse dente doutora, se nd for resolvido.
Estou triste com isso tudo, sempre cuidei deles.
Obrigado!
Você pode não ter sinusite crônica, mas pode estar com sinusite provocada por uma questão dentária. Vale a pena investigar isso. Os exames padrão são esses mesmo. “Intervenção” pode significar um monte de tratamentos, depende da causa do problema. Mas CALMA, não vejo razão alguma pra você perder esse dente.
Oi Ana,
To vendo que vou ter que conviver com essa sensibilidade pelo resto da minha vida. Assim, aquela pressão no dente ao levantar que mencionei acima, esta diminuindo. Quando eu bato no dente, percebo que diminuiu também, mas a sensibilidade quando encosto o dente tratado no de baixo ainda sinto.
Já fiz todos os exames, inclusive a tomografia, está ok… mas será que essa sensibilidade vai permanecer, doutora, porque já faz 7 meses… aff
E agora, apareceu uma bolinha atrás do meu dente 21 tratado (faz uma semana)… ela não dói nem nada, mas será que pode ser uma fístula? Uma nova infecção?
Bom, parece que o incômodo está diminuindo de forma geral. A passos lentos, mas está. Seu 21 tem tratamento de canal? A “bolinha” está exatamente onde (perto da coroa, na direção da raiz, etc.)?
Oi Ana, a bolinha está encostada na coroa atrás do dente que tratei há 7 meses, com tamanho de 1 cm, a coloração é da cor do céu da boca, não dói nem nada, apenas o incômodo do alto relevo. Está do mesmo tamanho há duas semanas. Será que poderia ser fístula? Meu medo é de mexer no dente de novo e escurecer. Isso é motivo pra retratar, doutora?
Com esse tamanho e nessa localização está mais com jeito de hiperplasia ou outro tipo de lesão, Acácio.
Oi Ana,
Fui na dentista fazer a profilaxia nesta segunda (04/07) e já aproveitei pra mostrar a bolinha, ela apalpou e estourou e me receitou antibiótico, pois disse que tratava de uma infecção;
E também informou que infelizmente a tomografia não é um exame 100% e não valeria a pena repetir procurando alguma trinca na raiz, pois no exame está tudo OK, mas pelos sintomas, verificou que a gengiva atrás do dente esta um pouco solta e deve ser por meio dessa abertura que está formando essas infecções;
Outra coisa, ela acha estranho eu ainda sentir uma pressãozinha no dente e pequena sensibilidade após 7 meses do canal, provavelmente tem fratura na raiz e disse que se voltar a infecção é caso pra extração;
Agora te pergunto Doutora, essa infecção é gengival, ela me disse que o canal foi um sucesso e não precisaria retratá-lo. Por acaso, uma raspagem gengival não resolveria o problema dessa abertura, fechando esse espaço e impedindo uma nova infecção ?
Obrigado pela força e essas informações que me ajudam bastante;
😉
Acácio, se ela tem certeza que o problema é gengival, sim, o tratamento envolve raspagem. Se ela ainda acha que pode haver uma trinca na raiz, tem indicação de tomografia, sim… não sei o que sua dentista quis dizer com “não é um exame 100%”, porque se tiver fratura, vai aparecer na tomografia com certeza (mais certeza que isso, só extraindo seu dente e olhando diretamente para a raiz 😉 ).
Oi Ana, quanto tempo? hehe
Acredita que meu dente ainda não está 100%?
Assim, aquela pressão ao levantar que mencionei abaixo, passou. Meu dente, depois do antibiótico não infeccionou mais, GRAÇAS A DEUS.
Mas, aquela sensibilidade quando encosto no dente de baixo e quando mordo com os dentes da frente, ainda sinto… fraca mas sinto.
Não sei se pode ser coincidência, meus exames de sangue deram deficiência de vitamina D, estou tomando há 2 meses… será por isso que ainda sinto essa sensibilidade já há 1 ano que não me deixa… hehe
Fico muito triste, primeiro por esse incômodo que ainda persiste, pouco mas persiste… digamos que ele esta 80%… e outro é o medo de infeccionar novamente…
O que você me diria doutora, será que ele vai sarar um dia ou existem casos da pessoa ficar com isso por tempo indeterminado?
Agradeço muito pela atenção.
😉
Oi Acácio. Eu não me recordo, foi feita a tomografia? Em princípio, a vitamina D não tem a ver com o problema (mas seria preciso investigar mais a fundo pra afirmar isso).
Olá, fiz um canal ha mais ou menos 3 meses e agr quando tomo algo gelado ele dói, é normal?
Não, Patricia. Dentes com canal tratado não têm sensibilidade ao frio. Ou o incômodo vem de outro dente (o do lado, por exemplo), ou você não tratou o canal, apenas fez uma restauração ou curativo endodôntico. Converse com o seu dentista.
Dra, estou há 9 meses tratando um canal, fui no dentista ele começou a tratar meu canal mas sentia muita dor e desconforto, não conseguia nem dormir a noite, nenhum remedio melhorava minha dor, depois de 8 meses procurei um outro dentista, ele pediu uma tomografia…. Eu fiz, constou que meu primeiro dentista perfurou 2 canais, meu segundo dentista disse que acha que meu dente vai cair, disse que vai fazer o máximo para salvar esse dente, o problema é que eu ainda sinto dor, uma dor que dá vontade de coçar e cutucar o dente, ja tomei umas 3 cartelas de remédio e antibióticos… Nada resolve!!!
Estou pensando em extrair esse dente, não aguento mais quase 1 ano sofrendo com esse dente, indo no dentista sempre e nada resolvendo!
Eu tenho 21 anos, estou usando aparelho ortodôntico, estou muito triste pois perder um dente não é fácil, ainda mais quando o erro é de um profissional que eu tanto confiei.
Jessica, se der pra manter o dente, melhor. Mas dada a situação, é até compreensível sua vontade de extrair, já que você e seu dentista já estão “lutando” há mais de 1 ano pra manter esse dente. Conversem a respeito… fica a critério de vocês. Apenas tenha em mente que vai ser preciso prótese e, por ser um dente só, o ideal seria implante + prótese sobre implante.
Doutora, eu gostaria de saber se qualquer dente que doi e preciso fazer canal. Vou ter q fazer 2 canais :'( e tenho sentido uma sensibilidade em 2 dentes de trás, tipo um pequeno choque bem fraco as vezes, n e provocado por comida, e involuntário, mas faz tempo q n vou ao dentista, e poderia ser so caso de uma restauração ? N chega a ser uma dor, e uma sensibilidade.
Amanda, não. Depende do tipo da dor… geralmente dentes com necessidade de tratamento de canal, quando apresentam dor, essa dor é do tipo espontânea (dói o tempo todo, em maior ou menor intensidade). Mas o dente pode, inclusive, nunca ter doído e ter indicação de tratamento de canal. Portanto, vale a avaliação do dentista a respeito da necessidade de tratamento de canal.
Obrigada 🙂 . Eu queria saber se escovar muito os dentes poderia ter provocado essa sensibilidade, quando um dente começou a doer, um dos 2 que tenho q fazer canal, eu comecei a escovar varias vezes ao dia e com um pouco de força as vezes… sera que isso nao teria provocado um desgaste nesses dentes? To muito preocupada porque nao quero ter q fazer canal neles 🙁 .
Não, Amanda. Escovar os dentes (do jeito certo, claro) nunca é demais.
Dra, eu fiz a primeira sessão do canal, colocou aquela massinha branca pra tapar e eu vou voltar ao dentista segunda (25/04), só que eu voltei pra casa e o efeito da anestesia acabou e meu dente começou a doer, e MUITO! Eu tomei uns anti-inflamatorios pra dor passar, e melhora, mas também quando volta vem pior. Por que será?
Fernanda, é por causa do processo inflamatório e infeccioso. Entre as sessões do tratamento de canal é relativamente comum que haja algum tipo de incômodo. Se você achar necessário, procure seu dentista pra trocar o curativo antes do dia da consulta. Deve ajudar.
Fiz tratamento de canal no primeiro molar inferior em outubro de 2001, em que foi colocado um dente de porcelana com dois pinos metálicos, ocorre que esses dias o dente começou a doer, principalmente quando mastigo algo, inclusive tinha a impressão de que ele estava mais alto. Tomei analgésicos e não resolveu. Fui no profissional que me atendeu na época, o qual após examinar com raio x constatou uma mancha na base de uma das raízes, que seria infecção, porém devido o dente ser de porcelana com coroa metálica e os pinos ele não consegue ter acesso ao canal. Me fez duas propostas: ou remover a parte superior de porcelana com coroa e pinos para retratar o canal, a qual provavelmente não seria mais reaproveitada, ou fazer a extração do dente e colocar um implante. Uma outra opção o tratamento com antibióticos, o qual ele disse que mataria a bactéria mas a mancha continuaria no local e com o tempo poderia voltar a doer. Optei pelo tratamento com antibiótico, falta apenas mais um dia de medicação e o dente ainda dói quando mastigo algo mais consistente. Não gostaria de perder o meu dente. O que devo fazer?
Sergio, outra possibilidade seria fazer uma cirurgia paraendodôntica, ou seja, um apicectomia (remover a pontinha da raiz do seu dente e a lesão, com acesso pela gengiva). Converse com o seu dentista.
Boa tarde!! Realizei um canal no dente 26 no começo de fev/2016, já realizei a restauração, mas o dente continua a doer, procurei outro dentista para ter segunda opinião e o mesmo informa que através do Raio X realizado ele consegue ver uma ruptura no instrumento utilizado e solicitou o retorno ao dentista que realizou o canal, mas estou muito apreensiva, nesse caso qual o melhor tratamento indicado, retratar o canal ou a extração do dente?
Raniele, depende de onde está o fragmento da lima endodôntica. Isso, em si, não é motivo pra extração. Em muitos casos é possível remover o fragmento de lima e, quando não é, às vezes ela pode simplesmente ficar “misturada” à obturação do canal. Converse com o seu dentista (o que fez o tratamento), se ele não conseguir remover a lima, pode indicar um especialista em endodontia que o faça.
Boa noite!! Se possível me ajudar ficaria agradecida!!! Fiz tratamento de canal no molar, em uma sessão apenas, 4 dias depois fiz a restauração, e após a restauração comecei a sentir MUITO incomodo ao beber água gelada, e as vezes que cai doce ali me doi bastante, ambas as coisas a sensação e de que dói a raiz do dente e fica alguns minutos doendo bastante e depois passa, o que devo fazer? O que pode ser?! Aguardo e desde já agradeço.
Marina, não faz sentido esse tipo de sensibilidade (ao frio e com doces) em um dente com canal tratado. Provavelmente o incômodo é num dente próximo (ao lado, por exemplo). Converse com o seu dentista.
Doutora, fui fazer canal e na segunda sessão o dentista me disse no meio da consulta que duas raizes do meu estavam fechadas no final e que ele não ia conseguir chegar ate o fim por conta disto, e que caso ele forçasse era perigoso quebrar a lima dentro, que isso é normal acontecer com pessoas mais idosas, ou se por acaso tivesse uma carie abaixo da obturação e para bacteria nao descer para o organismo, ele mesmo fechou o final da raiz, mas que poderia fazer a restauração normalmente, so que caso doesse teria q fazer extração. Gostaria de saber se isso é possível acontecer? O pé da raiz fechar e se é aconselhavel fazer restauração ou já ir direto pra extração? Terminei o canal na sexta, mas estou sentindo dores, não são agudas, mas chego sentir tipo algumas pulsações no pe do dente, pode me ajudar?
Pode acontecer sim, Débora. pelo que entendi parte do canal do seu dente está calcificado, e realmente há o risco de “forçar” e acabar fraturando uma lima lá dentro. Acho que seria bom aguardar mais uns dias antes de restaurar, ficar só com o curativo. Se a dor diminuir (e é a tendência), você restaura. Não acho que é caso pra partir direto pra extração, não.
Dra., o caso da Débora é bem parecido com o meu. Fiz tratamento de canal no molar inferior e tenho 3 raízes, devido eu continuar sentindo dor após o canal, o dentista refez. Estou mais ou menos 2 meses com curativo devido ao receio de fechar com a restauração, pois sinto dores contantes, o dentista disse que a minha raiz tem uma curva e que se forçasse a lima poderia quebrar e machucar a raiz do dente. Agora eu já não sei o que fazer, se mando extrair o dente ou se devo procurar outro especialista para que possa descobrir o motivo da minha dor, a latejação é tão forte que chego a sentir dor de cabeça.
Pode me ajudar!
Ithala, se seu dentista não conseguiu chegar ao fim do canal por causa da curvatura, é provável que a dor venha daí. Sugiro a avaliação de um dentista especialista em tratamento de canal (endodontista), seu dentista até pode indicar um.
Olá doutora ! Fiz um tratamento de canal em uma única sessão na segunda-feira, e hoje fiz a restauração. Porém, as vezes, sinto umas pontadas e uns incômodos no dente que foi tratado. É normal e aceitável ou é indício de um tratamento mal feito?
Bom fim de semana e ficarei grata se me responder.
Patricia, dado o tratamento recente, é comum e aceitável, sim. Esse incômodo faz parte da resolução do processo inflamatório e deve diminuir com o passar dos dias, até desaparecer.
Olá doutora, ontem tive uma noite horrível !! O dente que fiz canal doeu a noite inteira e hoje ainda sinto pontadas e incômodos… olho para a gengiva está normal, rosada… cheguei a crer que estava com uma infecção!! Hoje faz 7 dias que fiz o tratamento de canal e nada dessas dores passarem. Fiz pelo plano odontológico, se for necessário refazer o tratamento, o dentista tem obrigação de me examinar ?
Estou desesperada.
Você está tomando algum anti-inflamatório ou analgésico? Independente do tratamento ser pelo plano, se há dor, seu dentista precisa reavaliar. Não é uma questão de obrigação, mas de compromisso com o seu bem estar.
Obrigada por responder. Acabei de chegar do dentista e ele me disse que esse processo pode ser doloroso em alguns casos; ja tinha tomado um anti-inflamatório, mas ele me receitou clavulin e disse que vai melhorar. Me deu bronca porque no 5º dia fiz a restauração, mas acho que esse tempo é o recomendável. Foi bastante ríspido e disse que se não não melhorasse, teria que extrair.
Ok. Vamos aguardar, então. Fico aqui na torcida pra que isso se resolva logo. 🙂
Fiz um canal na segunda feira, no mesmo dia senti ardencia no nariz e saiu um liquido com sangue, e senti gosto de remedio saindo do nariz, o medico disse q foi uma reação alergica, receitou dexametasona, melhorei. So q na sexta o dente começou a doer, hj é domingo e continua doendo na msma intensidade, também doi o olho, o ouvido e pescoço, e tenho a sensação de estar com sinusite, é normal??
Você sentiu esse líquido saindo do nariz durante o tratamento ou depois, Taty?
Estou extremamente triste! Tratei de três dentes que deram canal com o mesmo dentista há uns três anos. Os dentes ficaram escuros, até aí me disseram ser normal, mas o primeiro dente q ele fez foi ficando preto até quebrar por inteiro e pretejou também a raiz, a ponto de ter que arrancar o dente porque não tinha nem como por pino. Agora um outro dente com canal tbm ficou preto desde a raiz, quebrou e vou ter que arrancar porque não tem solução.
Fiz os três canais no mesmo dentista e estou perdendo os meus dentes!
O q aconteceu?
Agradeço pela atenção.
Um abraço.
Mary, o escurecimento do dente com canal tratado é algo que pode acontecer, mesmo. Mas isso, em si, não deixa o dente mais frágil. Esses dentes foram restaurados em seguida ou ficaram só com curativo? Porque o curativo não oferece resistência mecânica e, nesse caso, a chance de fratura é bem maior.
Bom dia Dra. Ana, estive acompanhando os comentários, e gostaria de uma explicação. Foi feito o canal do meu dente frontal superior, ainda não foi fechado, mas os dentes laterais e os de baixo somente do lado direito estão também muito doloridos e latejando, porque isso acontece, ou isso nao é comum??
Abraços
Provavelmente é uma dor periodontal (nos tecidos em volta da raiz do dente tratado), irradiada para os dentes próximos, pois esses tecidos ainda estão em resolução do processo inflamatório. Acontece. Em princípio, essa dor deve diminuir e sumir.
Dra. Ana, dia 30/03 fiz um canal e não senti nada depois do procedimento. Mas desde ontem tenho sentido um desconforto, como sensibilidade ao pressionar a mordida. Semana que vem eu retorno para fazer a restauração, pois ainda estou com o curativo, mas sei q ele está saindo aos poucos. É normal? Ou será que o canal não deu certo?
Karine, esse incômodo é esperado, ainda mais sendo o tratamento tão recente. É normal, também, que pedacinhos do curativo se desprendam, pois esse material tem muito pouca resistência mecânica. Me parece estar tudo ok com o seu tratamento. Só restaurar, mesmo.
Boa noite doutora, sou Lidivania, ha mais ou menos 1 ano e meio fiz um canal em um dente de trás. Mas até hoje ele incomoda e doi. Sinto muita sensibilidade, tem dias que não consigo nem comer do lado do dente com canal. E a massa já está começando a cair, é normal?
O que devo fazer?
Lidivania, em princípio não deveria haver essa sensibilidade. Dói em que situação? Se forma espontânea ou só ao mastigar? Com frio? Com quente? Você chegou a restaurar esse dente adequadamente ou ficou só com o curativo (“massinha”) todo esse tempo?
Estou com o mesmo problema, voltei ao dentista e fiz RX, ele disse q não tem nada. Troquei o dentista, novamente fiz RX, não consta nada, porém ele disse q o dente pode apresentar um quarto canal q não aparece no exame. O dente é o superior, 26. Estou morrendo de medo de ter q abrir novamente o dente. Há outra coisa q posso fazer para que o sintoma desapareça sem precisar passar pelo tratamento de canal novamente?
Cristiane, se o exame não mostra nada mas há suspeita de um canal acessório, não adianta trocar de dentista… é preciso trocar de exame! Sugiro uma tomografia desse dente… se houver um canal acessório, ele deve aparecer. E se aparecer, a solução é tratá-lo.
Doutora, boa tarde, bem, doi ao mastigar e a sensibilidade com quente e frio. Ela fez a restauração, também.
É preciso reavaliar. Não é esperado que um dente com tratamento de canal tenha sensibilidade ao frio e ao quente. E quanto à restauração, é preciso trocá-la. Então, procure seu dentista.
Boa tarde!
Acabo de voltar de um tratamento de canal. Na verdade, do início do tratamento, pois estou com aquele curativo branquinho.
Procurei um dentista após notar um pontinho escurecido no dente 47. O dentista somente obturou e eu voltei para casa; porém após um mês comecei a sentir muita sensibilidade nesse dente. Procurei outro dentista que me recomendou o tratamento de canal.
Ele já iniciou o tratamento, mas quando tomo gelado ainda dói muito, dá choque, muita sensibilidade.
Ele me disse que é normal e que vai passar, mas não se trata de dor constante nem ao mastigar, somente com gelado. Vai passar mesmo ou existe o risco de ele ter feito algo errado?? Estou muito preocupada e incomodada, visto que não consigo sequer beber água.
Vai passar sim, Érica. Enquanto o tratamento não for concluído, pode haver algum incômodo entre as sessões.
Olá, boa noite, meu nome é Ronaldson, tenho 19 anos e sofri uma pancada muito forte no meu dente, fiz canal nele depois de uns 5 meses do acidente, foi no dia 28 de janeiro deste ano, mas mesmo depois do canal ainda sinto muito incomodo no meu dente, ele ainda dói, qnd bato ou fico triscando com a unha sinto bastante incomodo e ele ainda está um pouco escuro, minha dentista me recomendou tomar uns analgésicos mas nunca parou de doer e nunca mas fiz uma consulta. Ela informou que poderia fazer o clareamento. Eu não sinto nenhum tipo de sensibilidade como em beber água, comer alimentos gelados… apenas este incomodo, por favor poderia me dar uma solução para este problema?
Ronaldson, a dor que você relata parece ser periodontal (nos tecidos em volta da raiz do dente), e não no canal. É preciso reavaliar pra entender a causa: um processo inflamatório, uma infecção, etc.. Só assim será possível sugerir algum tratamento (retratamento de canal, medicação, etc..).
Oi Dra. boa noite, fiz canal em um dente ha uns 11 anos atrás, só que a gengiva sempre ficou inflamada e ao toca-la sinto doer, e agora está doendo forte, e bati um raio x e tem uma infecção na gengiva no final do canal, como devo trata-lo?
Silvia, parece haver indicação de retratamento de canal. Outra possibilidade é remover cirurgicamente essa infecção, “cortando” a pontinha da raiz (apicectomia). Procure um dentista pra avaliar.
Olá Dra. Ana, fiz uma extração de siso sábado dia 02.04, no dia senti umas dores, no dia seguinte so senti quando fui dormir, mas de ontem para hoje está doendo mais e eu não sei ao certo se a dor é onde o dente foi extraído ou no dente que está o anel, pois uso aparelho. Sinto dor do dente do anel para trás. Ps: este dente do anel é um canal. Mas acaba doendo todo o lado e já nao aguento mais ter que apelar para o analgésico. A senhora poderia me esclarecer porque tanta dor? Grata!
Thaísa, como o dente com banda tem tratamento de canal, provavelmente é uma combinação de dor local e de dor periodontal no segundo molar, o que é, até certo ponto, algo esperado nessa situação.
Bem, eu fiz canal há 1 mês, mas eu fiquei 2 semanas com um curativo no dente (37), enquanto aguardava na agenda, e 2 dois dias antes de colocar o bloco e fechar definitivamente, eu comecei a sentir dor, eu avisei ao dentista antes de ele iniciar o meu atendimento quanto a essa dor, mas ele disse que não havia nada de errado com o dente e o fechou, após isso eu fui ao consultório reclamando de dor e dele estar alto, ele lixou o dente e receitou nimesulida 100mg por 3 dias de 12h em 12h, quanto ao incômodo, dele alto, passou, mas a dor persiste, alivia quando não como, mas ao me alimentar ela aumenta, sinto a dor na lateral do dente no sentido da bochecha, próximo ao outro dente, tanto q ao passar o fio dental ou o dedo entre os dois sinto mais incômodo, exatamente no dente (37) que fiz o canal. Isso pode ser inflamação persistente? Ou uma infiltração?
Kathleen, difícil dizer ao certo apenas com base no seu relato, mas não me parece um problema com o bloco ou com o canal, mas uma for periodontal, ou seja, nos tecidos em volta da raiz do dente. Isso é relativamente comum após o tratamento de canal e, via de regra, passageiro. Aguarde mais uns dias, a tendência é a dor ir diminuindo.
Sinto o mesmo problema que você, o meu dente dá choque ao comer ou mesmo bater a ponto do dedo ou unha nele, e já faz mais de seis meses.
Já procurou seu dentista pra uma reavaliação, Samuel?
Olá Dra. Tudo bem? Fiz um tratamento de canal em um dos dentes superiores que são 4 pontas na quinta feira da semana passada, até então não tinha sentido dor e nem mastiguei nada em cima, hoje fui mastigar em cima mas doeu na hora. O que devo fazer? Tomei ibuprofeno mas não resolveu. Obrigado.
O dente com canal recém-tratado pode ficar incomodando ainda algum tempo, Junior… pois os tecidos em volta do dente ainda estão se curando, há um processo inflamatório em curso. Em princípio é preciso apenas aguardar, o incômodo deve diminuir e desaparecer.
Oi dra, fiz um tratamento de canal em dezembro de 2015, foi tudo tranquilo, porém sinto um desconforto muito grande nele, não é uma dor constante e sim uma coceira, voltei ao dentista, fiz uma nova radiografia do dente, a dentista disse que esta tudo normal com o dente e ainda disse que pode doer até 6 meses após o tratamento, te pergunto, é normal essa coceira e por que demora 6 meses pra passar? Obrigada.
Pode ser normal sim, Veronica… por causa do processo inflamatório que ainda está se resolvendo. Coceira não é um sintoma muito comum nesse caso, mas pode ser sinal de melhora, sim.
Boa tarde Ana,
Minha amiga apresentou seu blog pra que eu possa tirar minhas dúvidas que estão me matando;
Então, fiz um canal há seis meses no dente da frente superior 21, por causa de uma pancada fraturei e tive q fazer pq infeccionou; Fiz a radiografia segunda feira agora (28/03/16) pra controle, foi constatado que está tudo certo, a infecção não existe mais;
Porém, ainda sinto alguns desconfortos, como sensibilidade ao toque quando bato com a unha, e na mastigação sinto incômodo de leve e tb percebo que minha gengiva esquenta tipo ardência leve quando passo a língua… acho estranho isso!!
A pergunta que não quer calar, essas coisas que sinto podem ser periodontais ou inflamação que ainda esta em processo de cura?
Já recebesse casos parecidos doutora, mesmo durante tanto tempo, será que terei que retratar ou vai passar com o tempo?
Pq ela disse que se não melhorar esses sintomas, mesmo sem infecção pode-se pensar em retratar pra tentar eliminar esses incômodos;
Tenho medo e não sei o q fazer, o q vc acha que devo fazer, doutora?
Agradeço a atenção!
Alexandre, a conclusão do tratamento de canal ainda é bem recente… então esses sintomas são até esperados, e eles fazem parte, em princípio, do processo de cura. A dor deve ser periodontal mesmo, porque o nervo do dente não existe mais. Eu acho que é questão de aguardar… o importante é que você perceba o incômodo sempre diminuir, nem que demore semanas.
Oi doutora, será que vc não leu errado, coloquei 6 meses…
E não 6 dias, Ana?… Hehe
Pode ter sido alguma fratura radicular?
Fiz radiografia e não apareceu nada. Ou teria q fazer uma tomografia pra verificar a fratura?
Obrigada!
É verdade, estava achando que o tratamento era mais recente, devo ter lido errado.
De qualquer forma, a dor ainda me parece periodontal… pelo seu relato (ou do Alexandre 😉 ) não dá pra afirmar que haja uma fratura… essa até é uma hipótese, mas baseada em um “chute”. Uma tomografia pode ajudar? Pode, já que a radiografia traz informações bem mais limitadas. E mesmo tendo-se passado 6 meses, talvez seja só, ainda, o processo inflamatório. Talvez seja só o caso de tomar um anti-inflamatório e pronto (“chute” meu, agora). Converse com a sua dentista.
Oi Ana,
Desculpa, é que sou esposa do Alexandre e fiz confusão;
Gostaria de saber se na tomografia aparece Inflamação doutora, porque a Endodontista havia dito que a infecção foi cessada depois da última radiografia que ele fez;
Mas como ele ainda sente desconforto como citou acima, só esqueceu também de mencionar que ele reclama quando esta deitado uns minutos e levanta, ele sente uma pressão no dente e quando mexe a boca sente desconforto… parece pressão ou dente crescido… mas de leve, e passa depois de umas horas…
Então, como acontece isso queria saber se inflamação aparece na tomografia porque sei que na radiografia só infecção mesmo, né doutora?
Ai Ana, esse dente dele esta uma novela… ele tem medo de ficar sentindo isso sempre, e caso for uma lesão na ponta da raiz é extração, doutora?
Estamos apreensivos para saber o resultado;
Desculpa pelas inúmeras perguntas… gostamos muito do seu blog!!
Bjs
Imagina, sem problema. 😉
Inflamação, em si, não aparece em qualquer exame de imagem, porque é um sintoma clínico. Claro que alguns sinais vistos num exame de imagem podem indicar inflamação, mas aí vai da interpretação do dentista. Infecção PODE aparecer, mas nem sempre… só se ela estiver causando alguma reabsorção óssea, pode exemplo. O incômodo ao deitar é um sintoma inflamatório, pelo aumento do fluxo sanguíneo na região da cabeça, o que exacerba esses sintomas. Caso haja alguma alteração periapical, ainda assim não é caso pra extração (não de forma direta, pelo menos).
Oi Ana,
Saiu o resultado da tomografia, graças a Deus não tem fratura na raiz;
Mas esses incômodos e pressão ao levantar ainda estão me perseguindo…
E a restauração do canal no dente 21 que fiz, não me acostumei ainda… passo a língua direto, já até diminui a restauração… pedi pro dentista deixar lisinho.
Será que pode ser a restauração que esta batendo na gengiva e causa isso?
Pode acontecer de ficar sentindo isso durante muito tempo, doutora, ou existe algum procedimento para eliminar isso?
O que você me aconselha, Ana?
Obrigado!
Ótimo, melhor assim. 🙂 Você disse que ainda não se acostumou à restauração… será que ela não está um pouco “alta”? Isso explicaria a dor periodontal que você sente, e a solução seria um simples ajuste oclusal.
Oi Ana,
Olha eu aqui de novo… hehe
Então, fiz o ajuste oclusal em janeiro, melhorou um pouco, mas aquela pequena pressãozinha ao levantar ainda continua, mas de leve;
Vc disse que poderia ser ainda o processo inflamatório, então isso vai passar com o tempo?
Não precisaria mais me incomodar com isso e apenas esperar doutora, sabendo que os exames não acusaram nada e esta tudo ok;
Gosto muito de suas respostas, isso me tranquiliza muito.
Queria sua ultima opinião.
E desculpas pelos inúmeros comentários meus aqui te incomodando.
Obrigado, Doutora!!
Em princípio, sim. Fique alerta quanto aos sintomas… se eles estiverem sempre diminuindo, sinal de que está tudo dentro do esperado.
Fiz canal do dente 36 tem 7 meses, o dente ainda doi, o que pode ser?
Um processo inflamatório ou uma infecção resistente, Benedita. Procure seu dentista pra reavaliar.
Olá doutora, fiz um tratamento de canal no qual terminei no começo do mês de fevereiro, ele estava só com o curativo, no dia 11 de fevereiro eu ia fechar o dente mas por problemas não consegui ir, e assim foi indo… A massinha do curativo começou a cair (mas não caiu completamente, tanto que não ficou nada exposto, do buraco no dente), e agora estou sentindo um desconforto ao apertar o dente e na gengiva, queria saber se o tratamento foi perdido, ou se eu posso fechar o dente normalmente. Obrigada.
Eri, se o curativo continua vedando o dente (mesmo que parte dele tenha caído) e protegendo o tratamento de canal, basta, assim que possível, restaurar o dente adequadamente.
Dra. Fiz a primeira sessão de um tratamento de canal e sinto dor quando mastigo com esse dente ou quando o dente de baixo topa com ele… isso é normal?
Sim Andreia, pode haver algum incômodo à palpação ou quando há contato de um dente com o outro.
Dra, fiz canal ha 7 meses so que ainda nao fiz a restauração pela demora da dentista em marcar, pois antes de concluir ela falou que tinha que arrancar o siso. Faz 3 meses que arranquei o siso. Eu continuo sentindo fisgadas nesse dente, mas só fisgadas, nada inchado. O que pode ser? Corro algum risco? Me deu sindrome do panico por outro motivo e agora estou preocupado com esse dente, pois li que pessoas ja morreram por causa de infecção do dente que vai para outros órgaos. Mas ressalto, sinto só fisgadas no dente que ja foi feito canal e falta so colocar a restauração definitiva. Abraços.
Ademir, em princípio não dá pra afirmar que há algo errado com base no seu relato. Fisgadas podem ser só fisgadas, sem um motivo relevante. Quanto a possibilidade da infecção se espalhar, não vejo como, já que a infecção não existe mais, ela foi eliminada com o tratamento de canal. Agora é só restaurar o dente, mesmo.
Boa tarde, ha 6 meses terminei um tratamento de canal que durou 1 ano e 6 meses, por conta de uma infecção no organismo, que não permitia a dentista fechar o dente. Depois de todo esse processo, conseguimos cessar a infecção e o canal finalmente secou, e conseguimos obturar. Porém, ainda sinto meu dente muito sensível a doces e gelado, Não sei se foi por conta de todo esse processo que ele sofreu, que ainda esta sensibilizado, ou se ainda ha algum problema. Poderia esclarecer essa dúvida? Obrigada.
Luna, dentes com canal tratado não devem ser sensíveis à doces e ao frio. Converse com a sua dentista, mas é possível que o que você sente não seja nesse dente, mas num dente próximo (ao lado ou o de cima, por exemplo), e a dor está irradiando dele para a região do dente tratado.
Olá! Fiz um tratamento de canal há aproximadamente 1 ano. No fim, coloquei uma peça de porcelana. Acontece que, desde que o fiz, em todas as vezes (foram eventuais) que dormi ou passei o dia sem escovar os dentes, ele começa a doer e forma uma bolha na gengiva. Acredito que isso não devesse ocorrer. O que pode ser?
Ju, e sai alguma coisa dessa “bolha”?
Boa noite. Tenho uma canal tratado ha mais de 6 anos e hoje acordei com uma dor insuportavel q aumentava gradativamente com o passar do dia. Agora ja nao consigo mastigar nada direito, mesmo ja tendo tomado medicamento (nimesulida) 2 vezes em 20h. Acredito q eu deva ter q refazer o canal, se a dor persistir.
Estou com duvidas.
Patrick, pode haver indicação de retratamento de canal, sim. Mas sem uma avaliação, não dá pra afirmar isso… o problema pode ser até num dente próximo, e não nesse. Procure um dentista pra avaliar.
Olá Dra.
Dia 4 de março passei por um tratamento de canal. Foi feito em apenas uma sessão. o dentista radiografou e disse que seria necessário fazer também no dente ao lado que no caso é o último no fundo. Deixou marcado pra eu retornar no dia 21 para fechar o dente recém tratado e já fazer o canal no outro. Porém, nos primeiros dias após o canal, senti apenas um incômodo que passava com a ajuda de analgésico. Mas proximo ao dia do retorno, a dor voltou insuportável. Voltei no dia 21 ao consultório como combinado e ele avaliou e disse que estava tudo certo, mas como eu sentia dor, ele ainda não ia fechar o dente e nem iniciar o canal no noutro… me passou nimesulida e amoxicilina. Não doi mais constantemente, mas quando tomo algo gelado ou quente, da um choque horrível e eu sinto que tudo entra no vão dos dentes. Sera que pode ser dor refletida do dente que ainda precisa ser feito o canal, ou será que esse que foi feito ainda esta com problema?
Pode ser dor irradiada, sim, Ana. Como o outro dente que precisa de tratamento está exatamente ao lado desse, difícil diferenciar de onde vem a dor sem uma exame mais criterioso.
Dra. Boa noite. Fiz um canal tem passado 1 mês ontem, e no momento estou com muito desconforto. Estou com 28 semanas de gestação, acabei de tomar Spidufen 600 ibuproteno arginina 3 g. Não sei o que fazer. O profissional que realizou a cirurgia está viajando. O tratamento demorou alguns meses, foi muito doloroso inclusive. Desde já agradeço.
Lidiane, procure outro dentista, então. Com o tratamento concluído, você não deveria sentir dor, apenas algum incômodo pela resolução do processo inflamatório. Então, pode haver algum problema, mesmo… e aí um dentista precisa intervir.
Boa tarde Doutora,
Ha 6 dias passei por um retratamento de canal no dente 15, onde me foi indicado colocação de uma coroa pois o dente estava fraturado, pois bem, o lado do meu rosto ainda esta inchado e quando pressiono o local parece que mexe direto onde foi realizado o retratamento, e depois fico com uma dor forte, a profissional que passei falou para aguardarmos um pouco, mas estou ficando preocupada. Estou tomando flanax.
Por favor, me de sua opinião.
Grata.
Vanessa – SP
O tratamento é bem recente, Vanessa… é comum que haja algum incômodo. É preciso aguardar que o processo inflamatório se resolva, o que pode levar algumas semanas. O importante é que incômodo sempre diminua.
Dra. boa noite!
Fiz um canal na ultima quarta feira…
Porém uma unica seção!
E no outro dia fiz um restauração no dente… No caso foi o dente canino, sinto mta dor, parece q na raiz do dente… mas qdo estou comendo não sinto dor, mas ao lado do nariz mta dor… é normal?
Renata, muita dor nunca pode ser considerado algo normal. Como o tratamento é recente, pode ser por causa do processo inflamatório em resolução… mas o ideal é que seu dentista reavalie, pra ver se está tudo ok.
Dra, Eu comecei um procedimento de canal na quarta feira passada, fiz a primeira de 2 sessões e na sexta comecei a sentir uma dor bastante incômoda no dente. Voltei hj na dentista e ela trocou o curativo e marcou preu voltar para terminar o canal dia 02, só q depois q ela trocou o curativo e mexeu no dente a dor piorou mil vezes! Eu n aguento fazer nada! Tomei 2 analgesicos, tomei um tylex e nada da dor passar. Apliquei xilocaina, mas apesar de adormecer um pouco n passa a dor tbm! N sei o q fazer. N entendo pq esta doendo assim. Eu n aguento fazer nada, td q eu faço dói. O que eu devo fazer, doutora? Me ajude por favor! Agradeço desde já !
Manu, a dor deve ser pela “pressão interna” no dente. Então, a troca do curativo deve resolver. Entre as sessões de um tratamento de canal pode haver dor, mesmo.
Boa tarde doutora, estou com problemas, fiz um retratamento de canal no dente 26 há uns tres anos e foi indicado uma coroa nesse dente, mas como estava sem condições ñ a fiz, só que há alguns dias a massinha que estava no dente caiu uns pedaços, ai fui até a dentista que me indicou uma coroa metaloceramica, só que começou uma dor desse lado do dente que ñ consigo identificar se é realmente nele, e a dentista que vai fazer a coroa ficou meio em duvida qt ao raio x, o que devo fazer, estou sentido dores nos dentes ao lado, o que vc acha que devo fazer doutora, estou muito preocupada, ñ quero perder meu dentinho ?
Aline, vale a avaliação da sua dentista a respeito… essa não é uma decisão que você tem que tomar sozinha. Se ainda for possível fazer a coroa, é o ideal, pra devolver estética e função ao seu dente. Quanto à dor, é preciso avaliar criteriosamente pra entender a origem dela e propor algum tratamento.
Oi doutora, muito obrigada pela sua atenção, então fui a outra dentista e realmente o canal do meu dente esta bom, doutora, será algo na gengiva? Mas olhando ñ se vê nada, esta difícil ficar com dor e ñ saber de onde vem, outra coisa doutora, coroa tem garantia? Pois estou fazendo uma metaloceramica e a dentista me disse que ñ tem como garantir nada ?
Pode ser algo na gengiva, sim. Creio que a dúvida da sua dentista não é quanto à duração da coroa, mas quanto a dor no dente… o que ela não garante é a resolução da dor e, se a dor persistir, pode ser preciso remover essa coroa, o que pode estragá-la. Geralmente a garantia é de 3 meses, mas é mais uma questão de bom senso que uma regra propriamente dita. Vale o diálogo.
Olá Ana, adorei seu blog, muito legal;
Seguinte, tenho uma dúvida: fiz um tratamento de canal no dente da frente, acho que se chama incisivo central superior/11, acho que é isso, já faz quase 6 meses;
Essa semana fui tirar a radiografia como minha endodontista recomendou, depois de 6 meses que fiz o canal; a mesma informou que está tudo ok, a infecção esta cessada, mas comentei que ainda sinto uns desconfortos quando passo o fio dental e quando bato de leve com a escova nos dentes, assim um incômodo de leve, mas sinto; ela informou que faz parte sentir isso;
Aí pensei, como assim? Vou ficar sentindo isso agora… aff
Você não acha que 6 meses já era pra eu estar 100% recuperada, doutora?
Não entendo dessas coisas, mas pq ainda sinto isso, é normal mesmo todo esse tempo?
Gostaria que você me ajudasse;
Agradecida!!
Bjs da Caty ;*
Caty, em tese sim, 6 meses são suficientes pra resolução do processo inflamatório… mas às vezes o incômodo permanence por mais tempo. De qualquer forma, se na radiografia está tudo ok e isso não passa de um incômodo, acho que você não precisa se preocupar. Esse incômodo vai passar.
Bom dia Ana,
Pode acontecer de sentir fisgada ao tomar algo quente, senti uma fisgadinha e umas pontadas de leve…
Seria uma nova infecção ou é do processo inflamatório?
Pq quando dói um pouco é infecção né?
Ixxii… seria uma nova infecção?
OMG!!
Não dá pra afirmar nada apenas com base na sua descrição. Pode ser uma nova infecção? Pode. Mas não é porque dói que podemos dizer que é.
Oi Dra. Ana, tudo bem? Estou aqui de novo, vou descrever todo meu acidente pra ver se a doutora me entende. Dia 08/10/15 eu caí de cara no chão, estava sentada e apaguei e qd levantei tinha fraturado a média coroa do dente 11, restaurei com resina, mas após 1 mês inflamou e tive a fazer o canal, em 11/11/15. Fiz a radiografia e lá acusava lesão na região periapical e discreto espessamento.
Os sintomas de incômodo diminuíram um pouco… mas a sensibilidade ao toque e a mastigação continua. Fiz a radiografia de novo, ela informou q estava tudo certo, a infecção cessou. Voltei lá hj reclamando desse incômodo e perguntei se poderia ser o processo inflamatório. Ela disse q não, pq sairia na radiografia. Mas lembro q vc disse em outro comentário pra alguém q não dá pra ver a inflamação. Aí ela me pediu pra fazer uma tomografia agora, pq desconfia q a raiz do meu dente está fraturada, pq já era pra estar 100%. Se for fratura na raiz tem q extrair. Agora estou confusa, afinal na radiografia não apareceria a fratura da raiz?
E a inflamação aparece ou não na radiografia? E esse incômodo q sinto ela disse q não é normal, durante esse tempo todo. O q vc acha doutora… Estou muito confusa. Me dá uma luz…
Desculpa, o texto gigante…
Bjss
Catarina, a inflamação é caracterizada por sinais e sintomas clínicos… então ela não aparece numa radiografia. Já uma infecção, se ela for um pouquinho maior, pode aparecer, sim, como uma área mais escura na pontinha da raiz do dente. Creio que sua dentista falava disso (porque os termos “inflamação” e “infecção” às vezes se misturam, mesmo). Quanto à possibilidade de fratura, nem sempre uma fratura aparece numa radiografia, que é um exame 2D… depende muito da incidência do feixe de Raios X. Ou seja: dependendo do “ângulo”, não se vê a fratura. Já uma tomografia é um exame 3D, nesse caso, se houver fratura no seu dente, ela será visualizável pela tomografia.
Sim doutora, e se houver uma fratura na raiz, necessariamente será caso de extração?
Ainda depende do tipo de fratura, mas é praticamente certa a extração em caso de fraturas radiculares.
Dr. Ana, tudo bem?
Realizei um procedimento de canal numa terça. Na quinta próxima, sinto o dente coçar, isso mesmo. Não sei se confundo um leve desconforto com coceira, é como se fosse algo sarando. Mas sarando o quê se não há “dente vivo”? O procedimento foi realizado porque acreditei ser o canal já feito ao lado que me causou uma fístula na gengiva, indolor, mas que não era normal. O resultado foi que o dente ao lado, motivo deste novo canal, estava com bactérias na raiz por causa da obturação, provavelmente. Vou esperar para segunda ir à dentista, mas temo complicar daqui pra lá. De todo jeito, sua análise será bem vinda.
Thiago, a sensação que você descreve pode ser normal, sim. Seu dente não tem mais nervo, mas todos os tecidos em volta da raiz dele ainda estão vivos e inervados… portanto, em cura e resolução do processo inflamatório.
Dra. terminei meu canal há 10 dias +\- e há 2 dias eu tenho sentido sensibilidade com água gelada, quando escovo os dentes e bebo líquido. É uma dor forte que dura 10 segundos! Quando a minha dentista colocou o cimento eu senti a mesma dor, mas ela meio que não acreditou (eu acho, ou considerou normal), e depois com a anestesia eu não senti nada. Mas agora sinto essa dor, isso é normal? Não aguento mais esse dente!
Não, Joyce… se o tratamento de canal foi finalizado, esse dente não tem mais “nervo”… então não deve ter sensibilidade ao frio. Converse com a sua dentista.
Oi, Dra. Ana.
Por gentileza queria tirar uma dúvida, em dezembro de 2015 fiz um canal do dente em uma dentista do meu convênio e a coroa em outra dentista (particular). Depois de 2 meses estou sentindo dor nesse dente que fiz a coroa, que só passa com remédio (dipirona) e sinto sensibilidade no dente quando tomo água gelada, que doí também… Isso é normal?
Não, Marielle… um dente com canal tratado não tem mais sensibilidade com o gelado. Portanto, a dor deve ser num dente próximo e está irradiando para a região desse dente. Procure seu dentista pra reavaliar.
Oi doutora, então, fiz um tratamento de canal há uns tres anos e agora a massinha caiu um pedaço e estou sentindo dor de leve intensidade, será o caso de retratar o canal?
Em princípio não, Aline… mas de refazer a restauração, com certeza. Procure seu dentista.
Então doutora, tem alguma pista de onde está vindo essa dorzinha, pois começou depois que a massinha caiu um pedaço e ficou um buraco.
Provavelmente do periodonto (gengiva). Talvez uma pericementite, não sei. É preciso avaliar.
Olá Dra. Ana, tenho um dente que foi feito canal, primeiro molar direito inferior, ha mais de dez anos, ele apresentava muita restauração de amálgama e necessitava de uma coroa. O dentista colocou pino de fibra de vidro e um coping de zirconia, mas esse coping pelo que eu vi ele fazendo, era uma pasta que ele foi moldado em um pedacinho de dentina que sobrou do meu dente e endurecendo com luz filtrada. Até questionei pq achava que esse coping de zirconia iria ser feito em laboratório, mas ele disse que tem dois modos de fazer, assim como ele fez ou em laboratório. Primeira pergunta: existe mesmo essa zirconia líquida? Eu estou preocupada achando que é resina.
No mesmo dia, segunda feira dia 07/03, ele colocou os pinos e moldou esse coping, na mesma hora foi feito o molde para a coroa de porcelana. Como ele iria para o laboratório no mesmo dia, na manhã seguinte, terça, o dente estaria pronto, então não coloquei provisório, só que a porcelana não encaixou direito, então fizemos outro molde e novamente fiquei sem o provisório, pois ele traria na quinta.
Na quinta feira o dente encaixou, mas ficou alto, então ele fez os desgastes necessários e mandou para o laboratório novamente para polir. A porcelana chegou hoje dia 11/03 na sexta, ela estava perfeita, foi cimentada e acabou ficando alto, ele ajustou e poliu, mas é claro que o glazeamento feito já não ficou perfeito. Só que desde segunda quando pressionava a língua no preparo do dente sentia um incomodo, mas achava que era pq estava sem o dente. Hoje quando ele cimentou senti mais, avisei, ele achou estranho, mas… Quando cheguei em casa fui almoçar e a pressão da mordida está incomodando é uma dor de pressão, não é dor constante, é quando eu mastigo ou até quando bato a escova sinto tmb. O q será isso? Seria porque fiquei sem o provisório? Eu cuidei, não comi nada desse lado e nem nada duro. Será que estou com problema na raiz do dente ou isso vai passar? Estou muiito preocupada com essa dor que não existia antes de começar a mexer nesse dente, será que pode ser dos pinos colocados na raiz? Desculpa pelo texto enorme, mas quis dar detalhes, e tem mais uma coisinha, a porcelana ficou com uma bordinha escura, ele disse que é por causa da pigmentação do amálgama na dentina e que não tem oq fazer, não tem mesmo? Pq ele colocou cimento nessa região e o cimento é meio transparente não cobre, sugeri colocar resina, mas ele disse que não vai aderir a porcelana, não existe nada que possa cobrir essa imperfeição? Obrigada pela atenção.
Rosane, seu dentista não fez um coping de zircônia, ele apenas fez a moldagem – com um material resinoso – pra enviar para o laboratório fazer o coping de zircônia, o que, pela sua descrição, foi exatamente o que aconteceu. Quanto à “pressão” que você sente, provavelmente é pela coroa ter ficado um pouco “apertada” entre os dentes ao lado, algo que costuma se resolver até espontaneamente. Em relação à borda escurecida, difícil eu dizer a razão e uma forma de solucionar isso sem examinar você, mas realmente, em caso de coroas estéticas, o tecido escurecido por baixo da prótese pode ficar aparente, pela transparência da peça. Colocar resina depois da peça pronta não dá pois, além da questão da adesividade, alteraria o preparo e a adaptação da coroa.
Obrigada Dra. Pela resposta, acho que fui lesada então, pois ele não mandou moldagem pra fazer o coping, pois eu o questionei sobre isso, ele disse que ele mesmo fez com zirconia líquida que não precisou mandar pro laboratório, e olha que esse é o segundo dentista que mexe nesse dente, a outra dentista havia deixado ate uma carie. Agora já tá cimentado, como confiar, ele me fez um orçamento cobrando um coping e não colocou, essa porcelana vai quebrar com o tempo. Eu bem que desconfiei, mas foi tarde demais, até liguei em outros dentistas da capital e todos me falaram a mesma coisa que vc. Já paguei e foi bem caro, e agora essa porcelana pode cair com o tempo, sabendo que foi cimentado sem o coping? Pior então se utilizou resina por cima dos pinos.
O coping nada mais é do que a parte de dentro de uma prótese / coroa, a “primeira camada” que vai sobre o pino. Não existe coroa de porcelana sem coping, pois no laboratório de prótese vai-se aplicar a porcelana exatamente sobre o coping. Relendo o seu primeiro comentário vi que você disse que a coroa foi para o laboratório, recebeu glaze e tudo, então… tinha que haver um coping. Não tenho como afirmar que você foi lesada, mas eu desconheço esse tipo de material direto (“zirconia líquida” ou o que for) pra confecção de copings. Mas sei lá, prótese não é a minha área e eu não sei de tudo. Aplicar porcelana sobre resina também não dá, fora de questão. Só se essa coroa for de algum outro material… enfim… não consigo mais do que especular a respeito.
Dra., ja faz uns 2 anos ou 3 que fiz canal e ele quebrou um pouco da obturação, e quando eu mordo incomoda, dói, meu Deus como um dente morto pode dar trabalho ainda?
É que o que dói não é o canal do dente, mas os tecidos em volta dele, Liliane. Esses tecidos continuam todo vivos. Procure um dentista pra avaliar e ver o que está acontecendo.
Boa noite, Doutora
Tenho um problema: anestesia não pega no meu dente! Isso gerou um trauma desde a infância, pois não acreditavam que eu estava sentindo dor depois de tanta anestesia.
Tenho um dente que já foi tratado 2x por causa de uma cárie, e vinha sentindo dor nele (o último de baixo). Até que, depois de 3 dias com dor constante, procurei o dentista e ele detectou uma bactéria debaixo da resina, já pegando o nervo. Resultado: fiz um canal ontem, 04/03, com sedação. Acordei e não senti nada, porém hoje, ao longo do dia, senti umas fisgadas como se fosse no nervo quando passo a língua sobre o curativo, quando respiro pela boca e bate um vento mais frio ou encosto o dente de cima nele. E é num canto específico do dente, não nele todo.
Queria saber se essa dor é normal. O dentista não falou que isso podia acontecer, nem passou nenhum remédio. Estou marcada para reavaliação só dia 28, mas não acredito que o curativo vá durar tanto, e nem sei se consigo conviver com essa dor até lá! Ao mesmo tempo, tenho muito medo de voltar lá e mexerem no dente, fico em pânico só de sentar na cadeira do dentista lembrando/sabendo que é sempre muito sofrido. Tem algo que posso fazer ou tomar para cessar essa dor e, no dia de “refazer” o dente não sentir dor? Entro em desespero só de pensar. Se soubesse que seria assim tinha pedido pra arrancar o dente, não fazer o canal 🙁
Ellen, o canal foi concluído mesmo ou você está entre sessões? Pergunto porque não faz sentido que você tenha sensibilidade ao frio com o canal tratado, mesmo que o curativo não estivesse íntegro.
Olá doutora ! Estou fazendo o tratamento de canal. No momento ele se encontra com aquela massinha branca, a minha dentista disse q já limpou. Enfim, ainda não está fechado ou terminado. Mas, tenho sentido muita sensibilidade no dente, não tenho mastigado do lado desse dente e tambem to com muita sensibilidade à água. Quando bebo água ou faço o enxágue da boca fico com uma dor aguda porém que não dura mais de alguns segundos. Isso é normal ?
Tassia, em meio ao tratamento de canal, pode-se considerar que sim. A dor só vai se resolver mesmo com o término do tratamento e a resolução do processo inflamatório (o que pode levar algumas semanas).
Olá! Dra. Gostaria de saber o que pode estar causando as inflamações nas raízes dos dentes que eu fiz canal ha mais de 7 anos (pino e peça). Começa um incomodo na raiz e dentro de 7 dias surge o abscesso. Me indica alguma coisa que eu possa fazer antes que o dente comece a inflamar e se tem algum medicamento que impeça a formação do abscesso na raiz.
(A dor é aquela que fica latejando)
(Dos 4 canais nos últimos 2 anos, 3 infecionaram desta forma)
Hudson, abscesso é sinal de infecção, e se a origem do abscesso for o canal desses dentes, deve haver indicação de retratamento de canal. Não há nada que você possa fazer por conta própria a respeito. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.
Doutora, boa tarde,
No dia 13/02 fiz um canal em sessão unica, no ultimo dente (siso), nos primeiros dias não senti nada, depois do terceiro dia passei a sentir bastante dor, liguei para o dentista, ele me passou Nimesulida, tomei por 03 dias e as dores cessaram, depois de duas semanas voltei ao dentista para colocar o bloco, ele mexeu no dente, colocou o bloco, e agora depois de 05 de colocado o bloco o dente voltou a doer, nao consigo mastigar do lado e ate em tocar no dente e passar fio dental doi muito.
Neide, você sente o bloco “alto”? O problema pode ser esse. Se for, é fácil de resolver, é preciso apenas fazer um pequeno ajuste / desgaste e eliminar o contato prematuro. Converse com o seu dentista.
Fiz um tratamento de canal ha 1 ano e meio, e faz 2 dias que ele doi sem parar, a dor não é exatamente no dente, é como se fosse na gengiva. O que pode ser?
Uma infecção resistente, um problema especificamente gengival… depende. Procure seu dentista pra reavaliar.
Olá!
Fiz canal já tem 6 meses, a dentista falou para colocar um bloco, mas eu fiz restauração porque o dente aparentemente estava normal, não achei que precisasse colocar o bloco, só que está doendo quando como, e se for quente da mais para sentir uma dorzinha. Será que o canal não foi tratado corretamente? As raízes eram bem fundas.
Alicia, se a dentista recomendou bloco é porque havia muito tecido dentário perdido. Fazer uma restauração direta onde deveria haver uma restauração indireta (bloco) deixa o seu dente frágil. Talvez a dor que você sente seja por essa fragilidade. Seria interessante uma reavaliação.
Obrigada.
Irei ao dentista para avaliar o dente.
Doutora, bom dia! Eu fiz canal já tem 1 mês e algumas semanas. Eu estou com curativo ainda no dente, porque vou colocar bloco no dente. Estou só esperando a ligação do dentista. Mas desde algumas semanas atrás, tenho sentido uma sensibilidade no dente, porque quando passo o fio-dental fica um pouco dolorido. O que será, Doutora? É porque ainda está com curativo, ou está acontecendo alguma coisa?
Renata, isso é comum. Quando se passa o fio dental o dente é “empurrado” pelo fio, e os tecidos em volta da raiz do seu dente ainda estão se recuperando do tratamento, há um processo inflamatório se resolvendo.
Dra, boa tarde. Quinta feira coloquei um pino no dente da frente para a colocação de uma coroa de porcelana. Desde quinta à noite o pino dói muito, sendo que o dentista disse que neste dente já havia sido feito canal. Na sexta ele não trabalha. O que fazer? O que tomar até poder retornar ao dentista na segunda? Já tomei Diclofenaco e Nimesulida, não resolveu. Desde já agradeço a atenção.
Vânia, o canal do dente foi tratado há muito tempo? Você já está com a coroa definitiva ou ainda é provisória? Pergunto porque me parece dor periodontal, ou seja, não no canal, mas nos tecidos em volta da raiz do dente. Uma possibilidade é que a coroa esteja “alta” e, nesse caso, um ajuste (desgaste) removeria o contato prematuro e resolveria o problema. Com relação à dor, continue tomando um analgésico, mas garantia de controle da dor até que o dentista intervenha não há.
OLÁ DRA. TRATEI UM CANAL DIA 23/02 DESSE ANO, MEU DENTISTA DISSE QUE ESTAVA INFLAMADO E QUE SÓ IA TRATAR PORQUE ELE ERA ESPECIALISTA NESSE TIPO DE TRATAMENTO, SEI QUE FOI TRES VIDRINHOS DE ANESTESIA E MESMO ASSIM DOÍA, ELE DISSE QUE SERIA NORMAL UMA DOR, MAS SERIA SUPORTÁVEL, MAAAAS QUANDO EU DEITO COMEÇA A DOER MUITO, É UMA DOR INSUPORTAVEL E PERTUBANTE, EU PRECISO FICAR ME MOVIMENTANDO PORQUE SE NAO PARECE QUE VOU FICAR LOUCA DE TANTA DOR, TOMO DIPIRONA NAO PASSA ! É NORMAL ? O QUE EU FAÇO ? TO QUASE PRA PERDER UMA PROVA COM ISSO ! DÓI DEMAIS !
Eduarda, a dor que você sente, pela sua descrição, é inflamatória, já que piora quando você deita (que é quando aumenta o fluxo de sangue na cabeça, exacerbando os sintomas inflamatórios). Você está tomando algum analgésico ou anti-inflamatório? Converse com o seu dentista.
Ola Doutora. Estou em um tratamento de canal, já fiz duas seções, só que tenho sentido umas pontadas, e tipo uns pinicões no meu dente, isso é normal? É normal sentir incômodos durante o tratamento do canal? É normal doer também?
Mariza, sim, é esperado algum incômodo durante o tratamento de canal.
Ola Dra. eu tenho um molar que sofreu uma fratura, uma dentista tentando remover uma obturação antiga acabou trincando, mesmo depois da restauração nova feita eu sentia sensibilidade ao morder alimentos duros… procurei uma outra profissional e a mesma constatou necessidade de um tratamento de canal, pois bem, eu ja fui duas vezes la pra limpar e ela disse que agora só falta fechar os canais, porém eu ainda sinto muita dor ao morder qualquer alimento, é normal pq os canais ainda estão abertos? Quando fechar vai parar a dor?
Edna, o dente pode ficar sensível por uns tempos, mesmo com a conclusão do tratamento de canal, pois há um processo inflamatório ainda se resolvendo. O importante é que a dor diminua com o passra dos dias. A restauração, em si, não deve diminuir a dor.
Boa noite doutora, gostaria q me ajudasse, fiz um canal ha três anos no penúltimo dente inferior e coloquei um bloco e estava td bem, mas ha um mês começou a doer, doi quando encosto nele, quando vou morder, é uma dor q fica latejando como se tivesse mexendo nele, tenho tomado analgésico mas a dor volta, vou ter que procurar um médico?
Procure um dentista assim que possível pra avaliar, Elaine. Pode ser algo simples de resolver, talvez esse dente apenas esteja “batendo errado” no correspondente do arco oposto, o que se resolve com um pequeno ajuste (desgaste) oclusal. Mas só indo ao dentista pra saber e tratar de acordo.
Boa tarde Doutora,
Tenho uma pergunta: fraturei meu dente da frente, o superior central, creio que é o 11.
Fiz o canal faz uns 3 meses, ainda sinto alguns desconfortos nele, como sensibilidade ao toque. Marquei uma nova consulta com a doutora e vou fazer uma radiografia para averiguar.
Queria saber se esse meu dente fraturado estiver contaminado, na radiografia é possível detectar isso?
Porque eu creio que o processo de inflamação já deve ter se resolvido. Acho que o problema pode estar no dente que foi restaurado com resina, na colocação ele deve ter sido contaminado por bactérias e ainda estar por ali causando esses incômodos.
Isso poderá ser possível ou é coisa da minha cabeça?
hehe… agradeço a colaboração, Ana.
Bjs
Cristiane, só se havia uma rarefação óssea periapical (na pontinha da raiz do dente) antes do tratamento de canal e, agora, ela aumentou. Se estiver do mesmo jeito, mesmo assim, não dá pra afirmar que há uma infecção resistente. E se estiver menor, ótimo, sinal de que o tratamento controlou a infecção. Não, essa sensibilidade certamente não tem a ver com a restauração, a não ser que ela esteja “alta”… mas nada a ver com contaminação. E o processo inflamatório pode estar em curso, sim, ainda.
Oi Ana,
Minha dentista ligou agora informando que a nova radiografia que fiz consta que esta tudo certo, a infecção foi cessada;
Mas a dúvida que ainda tenho, quer dizer que não existe mais o processo inflamatório agindo? Mas como, se ainda sinto essa sensibilidade/incômodo ao toque, é possível isso?
Ou, caso o processo inflamatório seja pequeno no dente, a radiografia não consegue verificar?
Sinceramente, não sei o q fazer agora. Pq ainda sinto isso, sabendo que esta tudo normal?
Isso vai passar e se não passar o q eu faço? Desculpas pelo incômodo doutora, é que sou bastante ansiosa.
Bjjjss Ana.
Infecção é uma coisa, inflamação é outra. A inflamação faz parte do sistema de defesa do nosso organismo, e o processo inflamatório pode durar um tempão, mesmo sem infecção (“ataque” de bactérias). A inflamação é caracterizada por sinais e sintomas clínicos, não aparece na radiografia. Vai passar! 😉
Obrigada Ana,
Mas é comum isso acontecer doutora, desenvolver um processo inflamatório e demorar assim?
Caso eu tomar Nimesulida pode ajudar?
Sim, acontece. Um anti-inflamatório pode ajudar, mas sugiro que você converse com o seu dentista sobre isso.
Aiii Ana, sou uma guria tão ansiosa, só fico pensando que não vai passar… quando vou morder algo duro ainda fico sentindo aquele incômodo chatinho sabe… você me garante que vai passar com o tempo mesmo, vc diz que acontece; ou corre o risco de ficar sentindo isso pra sempre?
Acho que vou marcar um retorno com a endodontista pra ver o que ela me diz, o que vc acha?
Bjsss Ana.
Quem me dera poder garantir… mas não tem como. O que eu posso dizer é que doer pra sempre não vai… porque, se não parar de doer, vai ser preciso intervir novamente. Isso, converse com a endodontista.
Pesquisei aqui na internet, seria uma inflamação crônica, doutora?
Aqui diz que leva mais de 3 meses para desaparecer;
E, mesmo sem infecção, mas o processo inflamatório persistir, seria preciso retratar o canal, Ana?
Eu ainda não chamaria de crônica… ela está em processo de resolução. Não, só a inflamação não justifica um novo tratamento de canal.
Nessas situações, o que é feito para eliminar a inflamação, doutora?
Existe algum procedimento para resolução ou simplesmente aguardar o organismo cessar o processo inflamatório?
Se o seu dentista achar necessário, pode entrar com anti-inflamatório… mas depende muito, sim, da reação do seu organismo frente à inflamação.
Ok Ana, não tenho palavras para agradecer sua ajuda frente a essa minha situação;
Voltei com a endodontista, ela me receitou Nimesulida tomei e acabou domingo agora, não vi diferença nenhuma;
Prometo não te incomodar mais… hehe
Só mais uma última pergunta, o que devo fazer agora?
O que você faria no meu lugar, Ana?
Bjjjjjsssssss
No momento, aguardaria. Não havendo infecção, em algum momento o processo inflamatório vai se resolver. Lá no começo da nossa conversa você falou que havia um “incômodo ao toque”. Se por acaso você tem empurrado o dente com o dedo ou fica “testando” esse incômodo o tempo todo… PARE. Isso só prolonga a inflamação.
Oi Ana, o ruim é a demora, mas cada organismo reage de uma forma né, espero assim que seja!!
Espero melhorar em breve… ;D
Agradeço os conselhos, vou seguir todos e em breve voltarei com boas notícias, se Deus quiser.
Fico aqui na torcida por sua breve recuperação, Cristiane! Abraço! 🙂
Olá Doutora! Bom dia!
Estou com um problema no penúltimo molar inferior direito. Meu dentista que cuida da parte de obturações me encaminhou para fazer um tratamento de canal pois a obturação que ele fez não deu certo e meu dente começou a doer. Antes de fazer essa obturação esse dente tinha uma pequena parte escura aparecendo na ligação entre o dente e uma obturação que tinha feito anteriormente (obturação com resina branca). Devido a essa coloração escura resolvi procurar o dentista, mas o dente não estava doendo por causa disso, eu que por prevenção resolvi procurá-lo para que o doutor avaliasse este dente. Pois bem, fui fazer o canal conforme ele me havia recomendado, depois de feito o canal tive que retornar ao dentista umas 3 vezes para que ele recolocasse o curativo, aquela massinha branca que parece gesso. De tanto ir nele teve uma sessão em que ele me disse que o dente estaria seguro e que a massinha ter caído não causaria problema até que o bloco estivesse pronto. A massinha caiu mais uma vez e eu protegi com um pedaço de algodão até que as festas de fim de ano acabassem e eu retornasse ao meu dentista, só que o que eu temia aconteceu, este dente começou a doer. Ele me disse para retornar ao dentista que fez este canal novamente.
Como fui muito mal atendido pela dentista que fez esse canal, pois a mesma para chegar até a raiz do meu dente não esperou a anestesia fazer efeito e ficava forçando com a broca para chegar logo até a raiz, me provocando muita dor (detalhe, não levantei da cadeira desta dentista porque queria resolver logo o problema desse dente, então aguentei a dor), resolvi trocar de dentista e me tratar com um outro dentista que já tinha feito um canal em um outro dente meu e que ficou muito bom. Enfim, ele refez este meu canal, cheguei em casa e fui dormir, ao acordar e já sem o efeito do analgésico este dente ao ser tocado somente com a minha língua dói horrores, uma dor muito forte, não posso encostar nada, estou pesando até em arrancar ele de tanta dor, isso só acontece se eu tocar nele, mas sem tocar eu sinto que ele está muito sensível. Isso é normal? Pois em um outro canal que fiz com este mesmo dentista e que não tive esses problemas de o curativo cair, o canal ficou muito bom. Devo procurar meu dentista logo ou ver se essa dor vai passar com o tempo? Até o presente momento ainda está doendo muito esse dente. O canal foi refeito ontem e estou tomando a medicação que ele e prescreveu (Arflex 200g durante 10 dias). Tomei também dipirona por conta própria, pois a dor é insuportável se encostar qualquer coisa nesse dente, mas não está resolvendo.
Ulisses, cada dente é uma história diferente… mesmo dentes diferentes da mesma pessoa. Os sintomas que você relata podem ser esperados neste momento, dado o tratamento de canal recente. A tendência é a dor ir diminuindo e desaparecer, com a resolução do processo inflamatório. Mas a qualquer momento, caso ache necessário, você pode procurar seu dentista pra reavaliar.
Boa tarde Ana,
Primeiramente queria te dizer que seu blog é show.
Então, estou com algumas dúvidas referentes ao tratamento de canal que fiz;
Fiz um canal em nov/15, devido a um acidente onde tive média fratura no dente superior da frente/11, desde então não senti dor alguma, mas ainda sinto pequenos incômodos, tais como:
Pequena sensibilidade ao toque quando bato com o cabo da escova no dente;
Quando pressiono o dente de cima no de baixo;
As vezes quando vou morder de leve sinto também, mas tudo isso de leve, mas o problema que até hoje isso acontece;
Percebo que diminuiu o incômodo, mas deu uma estagnada parece, não diminuiu mais;
Tenho medo desse processo inflamatório não cessar, até quando é normal sentir isso, doutora?
Preciso me preocupar ou devo voltar ao dentista para averiguar minha situação?
O que você acha que pode ser, Ana?
Desde já, agradeço a colaboração;
Grata!
Aline.
Aline, o processo inflamatório às vezes leva meses pra se resolver por completo. Os sintomas que você relata podem ser considerados “normais”, dada a situação. O importante é que o incômodo vá sempre diminuindo.
Oi Doutora, estou eu aqui de novo… hehe
Marquei uma consulta com a minha dentista e já tirei a radiografia essa semana pra verificar a situação do meu dente.
Caso estiver tudo certo e essa sensibilidade continuar, terei que conviver com isso pra sempre, Ana?
O que eu deveria fazer, estou tão triste com isso. Sempre cuidei tanto dos meus dentes, agora isso.
Beijão Ana, e aguardo sua resposta.
Não é pra sempre, Aline. Pode ter certeza.
Olá Dra. Ana! Tenho um canal antigo no dente da frente, vizinho ao canino esquerdo, que foi feito há mais de 10 anos, nos ultimos meses tenho observado que a gengiva na altura dele esta um pouco escura e nos 2 ultimos dias, o dente começou a doer bastante. O que pode ser?
Ana, esse dente está restaurado? Tem pino e coroa? A dor é contínua ou provocada (quando você morde, por exemplo)?
Boa noite Dra. Ana, fiz um tratamento de canal no penultimo dente inferior, mas mesmo após o tratamento a dor esta intensa, tal como estava antes do tratamento, isso ocorre normalmente? Por causa do analgésico ou porque a lima esteve em contato com a raiz ocasionando essa dor por algumas semanas?
Normalmente não, Wellington. Mas se o tratamento é recente, pode ser apenas uma dor inflamatória, já que há um processo inflamatório se resolvendo.
Ola, Doutora Ana!
Realizei um tratamento de canal em um segundo molar superior, ja faz alguns anos. Ele chegou a me atrapalhar um pouco depois, quando um pequeno pedaço da massa caiu, mas nunca voltei ao dentista para refazer – desde então não ha incomodo algum.
Entretanto ele está me incomodando faz alguns dias. Hoje parei para dar uma olhada mais precisa e vi que a massa que está cobrindo o dente está esverdeada, assim como a lateral dele. O dente não deveria ‘estar morto’? O tártaro pode atacar a massa e causar este desconforto? Escovo os dentes e não sinto dor, mas hoje enquanto comia um sanduiche a dor foi tremenda. Agora ela continua latejando, mas quando faço pressoes no dente para tentar identificar de onde vem a dor, não identifico nada. O que pode estar causando esta dor?
Muito obrigado!
Thiago, o “nervo” do seu dente está “morto”… mas todos os tecidos em volta dele continuam vivos, e a dor que você sente, provavelmente, é periodontal (desses tecidos). Você precisa restaurar adequadamente esse dente e, por ter ficado tanto tempo com ele aberto, é muito provável ter que retratar o canal, pois ele já está contaminado. Procure um dentista assim que possível pra avaliar e tratar de acordo.
Dra. Ana, boa noite!
Fiz canal no dente e depois de 8 dias foi feita a restauração nesse dente, isso tem uma semana… desde de ontem sinto como se o dente estivesse pesado e uma leve dor, como se ainda tivesse infeccionado, na verdade todo o lado esquerdo está dolorido, já chorei muito, pois não acho normal. Estou com medo, pois não consegui falar com a minha dentista e nenhum outro profissional, pois todos só atenderão na próxima segunda, o q devo fazer Dra. Ana? Tenho medo de complicações nesse dente.
Angela, como o tratamento de canal é bem recente, é preciso considerar que seu dente ainda está se curando… há um processo inflamatório se resolvendo. Em princípio essa é uma situação comum, e o incômodo deve diminuir aos poucos, com o passar dos dias. De qualquer forma, se você for se sentir mais tranquila, converse com a sua dentista assim que possível.
Muito obgda pela sua atenção. Dra, só mais uma dúvida, essa dor é normal mesmo q o tratamento do canal tenha sinto terminado há uns 15 dias e que esse incomodo só aconteceu depois da restauração, q foi feita uma semana depois do canal?
A dor pode ser tanto do canal, em si, quanto pela possibilidade dessa restauração estar um pouco “alta”, o que cria um contato prematuro e carga adicional sobre o dente. Se for o segundo caso, um pequeno ajuste / desgaste oclusal resolveria o problema. Converse com a sua dentista.
Olá doutora, hoje fiz o tratamento de um dente com uma cárie profunda. O dentista tirou uma obturação antiga e encontrou infiltrações. Não foi um tratamento de canal. Agora a tarde ainda sinto uma sensibilidade dentro do dente. Será que a cárie foi toda removida? Será que será necessario abrir essa obturação que foi feita hoje? É normal sentir essa dorzinha profunda dentro do dente depois de uma obturação sem canal?
É comum a sensibilidade num dente recém-restaurado, Carolina. Não tenho razão pra achar que a cárie não foi toda removida. Com o passar dos dias, o incômodo tende a diminuir.
Olá. Realizei um tratamento de canal ha alguns anos (+ ou – 4). E gradativamente ele foi piorando. Começou com uma sensibilidade muito forte quando eu tomava água. Agora está dando fisgadas insuportáveis, o que só resolve quando eu tomo anti-inflamatório.
O que pode ser? Qual a especialidade de dentista devo procurar para esse caso?
Obrigado!
Mathias, esses não são sintomas de quem realizou um tratamento de canal completo. OU você fez um curativo endodôntico apenas (“abriu” o dente pra tratar canal mas não finalizou) OU foi feita uma restauração mais profunda (por isso a sensibilidade agora) OU a dor é em outro dente está irradiando para a região do dente com canal tratado. Um dentista clínico geral pode ajudar, mas se você quer um especialista, procure um endodontista.
Ola, fiz um tratamento de canal ha 3 meses atras, mas hoje sinto um desconforto e doi ao tocar, gostaria de saber se é normal sentir isso, pois fiquei com trauma de dentista.
Pode ser sim, Tânia. De qualquer forma, se esse incômodo não for diminuindo, procure seu dentista pra reavaliar.
Eu fiz um canal faz uns 6 anos, agora o dente está sensível ao toque e à mastigação, está doendo, uma dor de cárie e não aquela dor latejante do canal. O que pode ser ? Um dente com canal que apresenta cárie pode doer assim ? Ao apertá-lo ou simplesmente mastigar algo ? Obrigada desde já !
Simeire, é inusitado que um dente com tratamento de canal tenha a sensibilidade que você relata. Ou você não teve o canal tratad (e seim foi feito u curativo endodôntico, a confusão é comum) ou a dor é periodontal (nos tecidos de suporte do seu dente, osso e gengiva), e não no dente, em si. Enfim, nos 2 casos, é preciso procurar um dentista pra avaliar.
Bom dia Doutora, fiz ha 3 meses um tratamento de canal… só que agora sinto um desconforto e sensibilidade ao tocar, até mesmo ao passar fio dental, ele não doi constatemente, mais ao tocar sim, e aquela vontade de ficar cutucando.
Tânia, deve ser uma pequena pericementite, um processo inflamatório não no canal, em si, mas nos tecidos em volta da raiz do dente. Isso é comum após o tratamento de canal e geralmente se resolve de forma espontânea em alguns dias ou semanas.
Olá, fiz a primeira sessão de um tratamento de canal hoje. A dentista disse que a minha infecção estava bem profunda, atingindo quase o osso e por esse motivo, provavelmente teria uma cicatrização difí