Bruxismo: O Hábito de Ranger os Dentes

BruxismoChama-se genericamente de bruxismo o hábito de ranger ou apertar os dentes, principalmente durante o sono. Esse costume não é tão “inocente” quanto parece e pode trazer um monte de problemas pra quem o possui.

Sintomas

Os principais sintomas do bruxismo são: dor muscular (principalmente na lateral da mandíbula e da cabeça), dor de cabeça, desgaste dos dentes e, muitas vezes, até o amolecimento deles. Pode haver dor na articulação da mandíbula, também. A força excessiva que o hábito do bruxismo impõe aos dentes pode levar, em casos mais severos, à necrose do nervo de alguns dentes, exigindo o tratamento de canal. Outras consequências são o deslocamento de restaurações e o aparecimento de abfrações (perdas de tecido dentário próximas à gengiva).

Outros sintomas do bruxismo são: dor e zumbido no ouvido, dor no pescoço, estalos ao abrir e fechar a boca, hipersensibilidade dentinária e alterações na rotina do sono. O bruxismo também pode ocorrer em vigília, ou seja, com a pessoa acordada.

Causas

À luz dos mais recentes estudos científicos, a ocorrência do bruxismo pode estar ligada a fatores genéticos, uso de drogas que interfiram no comportamento neuromuscular, doenças neurológicas (ou imaturidade neurológica, no caso das crianças) e à obstrução das vias aéreas superiores (dificuldade de respirar normalmente pelo nariz). O fator psicológico / emocional e o estresse parecem ter íntima relação com a ocorrência do bruxismo.

Diagnóstico

Se você possui vários dos sinais / sintomas citados acima, já pode ficar desconfiado de que tem bruxismo. Se você dorme com outra pessoa no mesmo quarto, possivelmente o seu hábito já foi notado, por isso é uma boa ideia perguntar a essa pessoa se ela já notou que você range os dentes. Mas para um diagnóstico preciso, é essencial procurar um dentista pra avaliar, e quanto antes melhor: muitas vezes o problema só é percebido quando já há dor, desgaste dos dentes, etc..

Dentes com desgaste por causa do bruxismo
Dentes com desgaste por causa do bruxismo

Controle

Não costuma se falar em cura para o bruxismo, pois a cura depende, também, da remoção da sua causa (e nem sempre essa causa – ou causas – é muito clara). Medicamentos ansiolíticos / antidepressivos podem ajudar no controle do estresse e da ansiedade (sempre com prescrição do médico ou do dentista, é claro).

Mas mesmo que não haja uma cura propriamente dita, é possível controlar os efeitos do bruxismo. O recurso mais usado atualmente são as placas miorrelaxantes rígidas, que ajudam tanto a direcionar os movimentos dos músculos mastigatórios quanto a reduzir o atrito e o desgaste dos dentes (além de outras possíveis consequências). Mas ATENÇÃO: placas do tipo “protetor bucal”, de “silicone”, flexíveis, que são encontradas no comércio e são adaptáveis após aquecidas, não são apropriadas para o controle do bruxismo! Pelo contrário, elas podem até piorar o problema, além de serem perfuradas muito facilmente. Portanto, procure um dentista e, se houver indicação de uso, ele providenciará uma placa rígida personalizada pra você.

Atualmente tem-se usado a aplicação da toxina botulínica em certos músculos mastigatórios como controle alternativo para o bruxismo. A toxina atua nesses músculos diminuindo o seu tônus (força), o que promove o relaxamento deles e acaba diminuindo a força que o hábito do bruxismo exerce sobre os dentes.

Como evitar / prevenir?

O melhor conselho é: desencoste os dentes. Quando o bruxismo é noturno, o controle é mais difícil… mas se é em vigília, a própria pessoa pode se “policiar” e interromper o ranger de dentes, que geralmente ocorre quando se está concentrado numa tarefa ou em meio a uma situação estressante. Mascar chicletes, morder objetos duros e roer as unhas rotineiramente são costumes que podem até piorar o bruxismo.

Assista ao vídeo a seguir, ele faz um resumo sobre as causas, consequências e controle do bruxismo:

E criança, pode ter bruxismo? Pode. Você lê mais sobre isso no Blog do Tio Dentista. 🙂

Vale a pena conferir, também, a entrevista da Dra.Juliana Stuginski Barbosa do blog Por Dentro da Dor Orofacial sobre o tema:

Dica de aplicativo pra iPhone e Android que lembra você de não ranger os dentes: Desencoste Seus Dentes

Desencoste Seus Dentes

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: DTM e Dor Orofacial

Marcadores:

175 comentários

  1. Olá doutora, sinto uma dor aguda ao apertar os dentes e pelo que já pesquisei ha uma certa chance de ser bruxismo, porém ainda tenho algumas dúvidas pois a dor se localiza apenas nos 3 primeiros dentes da frente superiores da esquerda, devido a essa condição da dor ser localizada ainda a chance de ser bruxismo ???

  2. Olá doutora, tenho mta enxaqueca, será q tenho bruxismo? Porém n tenho nenhuma dor na mandíbula, e durante o dia n presencio tal fato de bruxismo, como saber se tenho bruxismo a noite?

    1. Bruna, não dá pra afirmar que você tem bruxismo só por causa da enxaqueca. Se não há outros sinais, provavelmente você não tem.

  3. Dra. Ana, parabéns pelo blog. Fui diagnosticada com bruxismo e foi moldada uma placa de resina rígida pra mim. Comecei a usar ontem, pensei que ia ser muito pior, fiquei com muito medo de não me acostumar, mas pra minha surpresa, não foi tão horrível. Só um pouco horrível, kkk !! Tive dificuldade em engolir saliva. E tbem pra tomar água, o que faço muito depois que já me deitei pra dormir. E a boca não fecha direito. Fora isso tudo bem, acho que me acostumo. O pior foi que algumas vezes tive ânsia de vômito. Só consegui ficar com ela até as 2:30 hs da manhã, depois tirei. Será que eu demoro pra me acostumar ? Terei ânsia de vômito pra sempre, ou isso vai passando ??

  4. Boa noite, Dra. Estou na minha segunda noite de uso da placa. Não senti tanta dificuldade em acostumar, só nas primeiras horas senti que a pressão causada por ela incomodava um pouco, mas logo depois ja acostumei. Pelo que pelos comentários essa pressão que ela causa é normal. Minha dúvida é que quando a tiro fico com os dentes doloridos por cerca de 30 mins e depois passa. É normal? Usei a placa por cerca de 12h.

    1. Vanessa, é normal. Quando a placa “aperta” coloca forças nos dentes, a fim de movimentá-los. Quando você remove a placa, da mesma forma, essas forças cessam, por isso o incômodo, há um pequeno processo inflamatório. Esse processo inflamatório recorrente pode ser prejudicial, então é bom que seu dentista reavalie, só pra ter certeza se está tudo ok ou se é necessário algum ajuste na placa.

  5. Olá doutora!
    Fui diagnosticada com bruxismo em agosto do ano passado, quando iniciei o uso da placa rígida (molde nos dentes, sem céu da boca, está correto assim?). Porém, notei que depois do uso da placa hj pressionou muito mais os dentes e agora até mesmo durante o dia. Está semana, em nova consulta, foi identificado vários pontos de cárie superficiais em meus dentes, sendo que os cuidados de saúde bucal continuaram os mesmos.
    Tem algum estudo que relaciona maior incidência de cáries com o uso da placa de bruxismo?

    1. Kelly, não acho que as cáries tenham a ver com o uso da placa. Desconheço algum estudo nesse sentido. O uso do placa não elimina o bruxismo, apenas protege os dentes das consequências nocivas do hábito.

  6. Olá doutora! A senhora poderia me dar uma base de mais ou menos quantas vezes ou durante quando tempo é necessário ranger/deslizar os dentes para que comece a haver desgastes? Muito obrigada.

    1. Gu, o esmalte dentário é o tecido mais duro do corpo humano. Ele não desgasta fácil. Então tem que haver um hábito persistente pra haver desgaste. E “quantas vezes ou durante quando tempo” depende do caso, não há como fazer uma previsão assim.

  7. Boa noite doutora, sei que a pergunta tem nada a ver com o assunto, mas gostaria de saber se uma batida de rosto em uma barra de metal pode movimentar os dentes, pois tirei o aparelho há pouco tempo e na arcada inferior só tenho a contenção nos dentes da frente. Obrigada pela atenção e parabéns pelo blog!

    1. Não tem problema Gi, eu respondo sobre qualquer assunto em qualquer post. Sim, um trauma desse tipo pode causar a movimentação dos dentes. Se aconteceu isso, melhor procurar seu dentista pra ver se está tudo ok.

    2. Posso usar protetor de dente no lugar de placa mordedora? Eu ranjo dentes, eu queria substituir um pelo outro, o outro tá mais barato.

      1. Rose, a placa para bruxismo é rígida e feita “sob medida”. Não dá pra usar protetor bucal com o mesmo fim, não funciona assim. Procure um dentista pra avaliar.

  8. Parabéns pelo blog, doutora! Eu gostaria de saber se ranger os dentes com força uma vez só (de um lado só) já pode ter causado um certo desgaste nos meus dentes. Obrigada desde já!

    1. Não, Gi. O desgaste costuma vir com o tempo, quando a pessoa realmente tem um hábito estabelecido de ranger os dentes.

  9. Olá Dra, tenho dois molares com desgaste desde criança, vários dentistas achavam que era uma restauração que havia caído, porém como nunca tive cárie sabia que não era. Aperto os dentes durante a noite, acho que durante o dia também, ranger acho que não. Tenho desconforto na face, dor de cabeça praticamente todos os dias… Usei aparelho por 2 anos e após restaurei os dois molares (ha menos de 1 ano e já estão praticamente como antes). Estou usando placa rígida para dormir e minha mandíbula estrala porém não sinto dor. Minha dentista me passou uma fisioterapia e me encaminhou para uma fonoaudióloga que trata ATM. Será que é mesmo necessário já que não sinto dor? Só estrala… Pode piorar? Quanto ao aperto eu tento durante o dia me policiar, a noite uso placa. Sou muito ansiosa… Fiquei preocupada com seu artigo, pois sinto dor de cabeça, pescoço e não sabia que poderia ser disso, mesmo usando placa é normal ainda ter sintomas? Obrigada.

    1. Thiele, mesmo que a dor não seja articular, pode haver DTM. A dor de uma DTM pode doer em outros locais, também. Sugiro a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial, não vejo motivo pra encaminhar pra fono, a não ser que eu desconheça algum detalhe específico do caso.

  10. Parabéns pelo blog!! É demais, sempre visito! Eu gostaria de tirar uma dúvida: percebi que apertei muito forte os dentes umas 4 ou 5 vezes. A dra. acha que já é o suficiente para haver desgastes nos dentes? Ou movimentação? Pois estou com impressão que sim. Agradeço desde já!

      1. Doutora, parabéns pelo blog, ha 1 semana venho sentindo uma sensação de aperto na mandíbula, e uma pressão enorme nos dentes como uma tensão, nunca percebi meus dentes rangerem, e minha mandíbula ta tensa, pode ser bruxismo, meus dentes tão muito apertados e sensíveis.

  11. Primeiro, parabéns por este blog! Ele é incrível, realmente! E cá estou eu agora, com uma “baita” surpresa. Como assim, placa tem que ser rígida? Como pode isso, eu que venho usando uma por uns bons anos, e sempre daquelas meio moles…
    Mas é uma boa explicação essa que eu possa ter usado uma placa de silicone mal-indicada. Isso justificaria em tese por que minhas retrações gengivais continuaram aumentando nestes anos, e eu até tenha ganho dois molares quebrados nesse tempo.
    Estou no mesmo dentista ha quase 5 anos, mas penso que deva superar este sentimento… sei lá, essa espécie de constrangimento que às vezes sentimos em relação à médicos e dentistas em questioná-los mais a fundo, e procurar outro profissional para dar uma segunda opinião sobre como lidar com o meu bruxismo!

    1. Obrigada, Marcos. Sim, placa para bruxismo só rígida. Sugiro a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial.

  12. Uso aparelho fixo e tenho bruxismo, mas com relação ao desgaste dos dentes, até acabar o tratamento do aparelho fixo para usar a placa meus dentes vão estar muito desgastados??

    1. Gabriela, o nível de desgaste varia. Algumas pessoas têm bruxismo e não têm desgaste nos dentes (não mais que o normal pra alguém que não range os dentes).

  13. Bom dia, faz 13 dias que extrai o siso. Na semana com os pontos doeram muito, e agora que eu tirei, a região está bem machucada, mas começou umas dores na arcada dentária e estou achando minha língua estranha. Quando fecho a boca sinto uma sensação desconfortante. O que pode ser? Não posso por nenhum tipo de aparelho pois minhas raízes são bem curtas e se colocar alguma força nos dentes eles podem cair.

    1. Débora, parece ser a dor pós-operatória, normal e esperada, dada a situação. A cirurgia é bem recente, ainda.

  14. Doutora, tenho problema de perda osséa nos dentes e retração da gengiva, principalmente nos dentes do fundo. Um ficou mole a ponto de ter que ser extraído. Depois da extração sinto uma sensibilidade muito grande no dente que ficou do lado. Procurei um periodontista e o mesmo diagnosticou que a perda óssea pode ter sido causada por bruxismo. Nunca percebi que eu tenho o costume de ranger os dentes ou apertá-los quando durmo, pois, tenho problema nasal e durmo sempre de boca aberta. Fui orientado a fazer uma placa para bruxismo a fim de evitar a piora desta perda ossea. Fiquei totalmente na duvida sobre ter ou não o bruxismo.

  15. Olá, meu nome é Alex, eu durmo direto sem travesseiro e um dia desses quando eu abro a boca toda da um estralo no lado esquerdo, mas n sinto dor, oq e isso, tenho que me preocupar? Isso é bruxismo? Aguardo a resposta.

    1. É exatamente isso, Alex: um estalo. Estalidos não comuns na articulação da mandíbula, muita gente os têm, e não significam necessariamente que haja algum problema. Se você não sente dor, não se preocupe. Não, isso não é bruxismo.

  16. Bom dia,
    Drª Ana fui ao dentista porque sentia muita dor no maxilar, e ao dormir travo meus dentes, acho que a causa e estresse. Ela me passou uma placa rigida para bruxismo, tentei muita vezes usa-la só que não consigo, faço muita ansia de vomito e salivo muito. Voltei na dentista novamente, expliquei a ela, ela me falou que era normal e me receitou Dramin para enjoo, mas mesmo assim não consegui usar, só de pegar e levar a boca faço ansia. Drª sera que não tem outro meio, de me ajuda, sinto muita dor no meu pescoço e no maxilar, me ajuda por favor.

    1. Rena, situação complicada. Sua dentista é especialista em DTM? Se não, seria interessante a avaliação de um especialista. Se não dá pra usar a placa, não dá, mas talvez seja possível pensar em outras soluções, como medicação, etc..

  17. Dra. Ana, bom dia! Acabei de chegar do consultório da minha dentista com minha placa para bruxismo, o problema é que já no caminho não aguentei ficar dois minutos com a mesma, a ânsia de vomito é muito forte, quase bato o carro.
    Será que tem alguma técnica para aliviar esse strees de salivação e vomito?

    1. Cidclei, isso se dá porque a placa cobre o céu da boca, algumas pessoas não reagem bem a isso, mesmo. Converse com a sua dentista, talvez seja o caso de remover a parte correspondente ao céu da boca na placa… se não, você não vai conseguir usar.

  18. Oi. Comecei essa semana a usar a placa de bruxismo. Gostaria de saber se a placa deve encostar em parte do céu da boca, pois a minha ficou uma parte que não encosta e me sinto desconfortável.

  19. Dra, por favor me ajudeeee! Preciso de orientações urgentemente! Depois que extrai um siso, meus dias tem sido difíceis. Primeiro que passei a mastigar só com o direito e depois que cicatrizou, sempre que lembro mastigo do esquerdo, mas percebi que qdo faço isso os estalidos aumentam e tenho a sensação de que minha maxila vai travar. Os sintomas são típicos, dor no ouvido e sensação de tapados ou sensíveis ao som, além de que fico apertando os dentes durante o dia e fico tensa ao fazer minhas atividades, mesmo as que mais gosto. Até onde eu sei NAO fico rangendo os dentes ao dormir e também ñ estão desgastados. Já fiz ressonância antes de extrair o siso e médico na época recomendou usar a placa miorrelaxante. Estou grávida e ñ posso fazer todos os procedimentos odontológicos. O que eu devo fazer Dra. pra amenizar tais incómodos?

  20. Olá Dra. Ana. Coloquei aparelho autoligado há dois meses, com levante no último dente. Nunca tive bruxismo, mas assim que coloquei o aparelho, comecei a ter, a minha dentista disse que não tem nada a ver, e que bruxismo é emocional. Achei bem estranho, pq comecei a ter após a colocação do aparelho, eu realmente nunca tive. É possível que seja por causa do levante? Ou pelo aparelho em si, ou ela tem razão e é exclusivamente emocional?
    Obrigada!

    1. Não que seja “emocional”, Karen… mas não é por fator local, também. Ou seja, o aparelho não causa bruxismo, pois a causa do bruxismo não é periférica, mas está no Sistema Nervoso Central. O “comando” pra você ranger os dentes vem de lá.

  21. Dra, eu uso aparelho ortodôntico há dois anos e recentemente minha dentista pediu para que usasse os elásticos para ajustar a mordida, já que a parte inferior é bem pra dentro. Pois bem, estou há três meses usando e não notei nenhuma diferença. Não fui ainda em um especialista, mas eu tenho o hábito de travar a mordida tanto para dormir quanto durante o dia. Isso me causa uma certa dorzinha na mandíbula. É possível ajustar a mordida mesmo se eu tiver bruxismo??

    1. Bia, talvez apenas seja cedo pra ver diferença. Sim, é possível movimentar os dentes mesmo com bruxismo.

  22. Dra. Ana, boa tarde!
    Meu dentista me diagnosticou com bruxismo, pois ha pouco tempo tive que tratar canal de um dente sem cárie, e ele desconfiou que fosse pelo trauma de apertar…
    Acontece que ha 15 dias levei uma pequena pancada no incisivo, e ele esta doendo com quente e frio… fiz rx e não deu nada! O dentista diz que não sabe o que falar, e a dor no dente não passa! É possível ter comprometido o canal desse dente?
    Estou tão triste em ter que tratar canal de um dente íntegro, sem cárie, sem obturação… e da frente! Estou com medo que escureça…
    OBS: parabéns pelo site!!!!

    1. Jaqueline, sim, é possível que o canal (“nervo”) do dente tenha necrosado e seja preciso tratar. A chance de escurecer diminui bastante se você tratar logo. Converse com o seu dentista.

      1. Dra, Ana, muito obrigada por responder!
        Esse mesmo dentista falou que o clareamento interno enfraquece o dente a ponto dele quebrar com uma maçã… é verdade???
        OBS: Se vc atendesse em SP, iria tratar meus dentes com vc! Vc passa muita confiança! 🙂

        1. Na minha opinião, não. O que ocorre é que, enquanto se faz o clareamento interno, o dente fica só com curativo, dessa forma, frágil. Nesse período é preciso muito cuidado com o que se morde. Mas, depois do dente restaurado adequadamente, ok.

          E obrigada. 🙂

  23. Dra., eu tenho bruxismo, ja usei aparelho, mas meus dentes vieram para frente de novo, o dentista disse que nao tem o que fazer, pq os dentes estao certos e nao tem de onde tirar dente mais, ele acha que é o osso da boca que esta gastado, eu tbm acho, meu dente esta cada vez mais para frente, eu uso a placa e resolve um poko a dor no maxilar, mas o maior problema é que fui trocar umas obturações e coloquei resina, ai começou a dor de cabeça, pq o dente começou doer, ela refez a obturacao e desgastou um monte do meu dente, ele parece que tinha fikado bom, mas so foi por 2 meses, agora esta doendo de novo, esse dente é o primeiro molar de cima, quando eu dou risada ele aparece, sabe, estou com muito medo de fazer canal e ele cair, pois mordo muito o dente a noite, isso é possivel? Tenho muito medo de ficar sem esse dente.

    1. Não, Carla… seu dente não vai simplesmente cair. E tratar o canal não aumenta a chance disso acontecer.

  24. Boa Tarde doutora, fui diagnosticada com bruxismo, porém estou achando muito estranho, pois durante o dia não tenho o hábito de forçar os dentes e muito menos ranger os dentes, e durante a noite durmo com a boca aberta (infelizmente). Disse tudo isso a minha dentista, e ela disse que detectou o bruxismo pelo fato de minhas 2 restaurações (que são bem antigas), terem caído. Gostaria de saber se procede esta questão de diagnosticar o bruxismo apenas pelo fato das restaurações se quebrarem e se o fato de eu dormir de boca aberta já descarta o bruxismo noturno. Obrigada.

    1. Ana, não dá pra diagnosticar bruxismo só pelas 2 restaurações terem quebrado / caído. Sua dentista deve ter feito perguntas pra você e considerado outros fatores, também. O fato de você dormir de boca aberta não descarta o bruxismo porque não se range os dentes a noite toda, há momentos durante o sono. Então mesmo dormindo de boca aberta, em algum momento, você pode ranger os dentes.

  25. Boa tarde, gostaria de saber se a placa miorrelaxante de silicone serve para o bruxismo, acabei de colocar aparelho ortodontico e meu dentista recomendou que usasse a placa de silicone própria para quem usa aparelho. E qual o preço médio dessa placa de silicone?

  26. Olá Doutora, sinto mta dor em meus dentes por conta do bruxismo, porém uso aparelho, acredito que não possa usar a placa, o que devo fazer, pois tem dias que acordo durante a noite de tanta dor?

    1. Realmente Luciana, durante o tratamento ortodôntico não dá pra usar a placa rígida, porque ela impediria a movimentação dos dentes. Converse com o seu ortodontista, talvez seja até o caso de remover o aparelho, se a dor é tanta. E há outras opções de tratamento além da placa, sugiro a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial.

  27. Oi doutora, fiz um tratamento de canal ha um mês, fui diagnosticada com bruxismo, a minha placa ainda não ficou pronta, ultimamente acordo com os dentes bem fechados, cerrados mesmo, e sinto que isso está machucando o meu dente com canal recente, esse dente só vai melhorar quando eu passar a usar a placa? Estou com tanto medo.

    1. Elizangela, dente com tratamento de canal pode ficar meio dolorido por algum tempo depois do tratamento concluído. Quando a pessoa tem bruxismo, a chance disso acontecer aumenta, pois a força que se coloca sobre esse – e os demais – dentes é bem maior. A placa vaiajudar bastante, protegendo esse dente das forças excessivas, e o incômodo deve diminuir.

  28. Acordei em uma madrugada bem agitada, como se despertasse de um pesadelo, e o pior de tudo foi um zumbido horrível no ouvido esquerdo. Fiquei bastante angustiada. Sei que a causa do zumbido pode ser variada, mas conforme orientação do meu otorrino, busquei ajuda de um ortodontista também. Estou usando a placa em acrílico já tem alguns dias. Fiquei assustada como ela é apertada… Minha pergunta é: geralmente em quanto tempo podemos esperar a melhora ou cura do zumbido, caso seja DTM??? Agradeço.

    1. Rachel, o zumbido é o sintoma mais difícil de ser contornado e exige tratamento multidisciplinar… talvez até cirúrgico. Então é difícil falar em tempo de tratamento sem uma investigação bem criteriosa sobre as causas desse zumbido.

  29. Oi doutora,
    Venho sofrendo muito com o bruxismo que no meu caso é o apertar de dentes. Fui ao dentista e ele me indicou usar a placa de acetato (plastico).
    A minha pergunta é: qual é a melhor a de acetato ou de acrilico para o meu problema ?

    1. Anne, o material não é o mais importante, o importante é que ela seja rígida. Aquelas de “silicone” não servem.

      1. Peguei a placa hoje, vai ser a primeira noite com ela, porem testando ela ta incomodando, aperta os dente da frente, estou com medo de quebrar a minha restauração, e ainda por cima a minha gengiva em volta dos dois dentes da frente esta bem vermelha, estou preocupada!!!

        1. Anne, a placa geralmente é “apertada”, mesmo. Ela toca na gengiva de alguma forma que justifique essa vermelhidão? Se não toca, não tem problema usar.

          1. O vermelho em volta de um dente vem tendo desde que percebi que estava sofrendo bruxismo, não é por causa da placa. Não tenho gengivite. É por causa do bruxismo? O que esta acontecendo na gengiva?
            Obrigada, Doutora.

          2. Se não é gengivite, pode ser por causa do bruxismo sim, porque ele afeta não só os dentes, mas o periodonto (os tecidos em volta dos dentes: osso e gengiva). Seu dentista já viu? Mencionou do que se trata? Se não, é importante que ele avalie pra ver o que está acontecendo.

    2. A mais indicada é a placa rígida, confeccionada em acrílico mesmo, porque a de acetato é muito fina e não resolverá seu problema, além de que, o bruxismo tende a agravar. Procure um especialista em DTM e Dor Orofacial.

  30. Oi Doutora,
    Tenho bruxismo, no meu caso eu aperto os dentes, o dentista me passou para usar placa de acetato, queria saber se ela é a melhor neste caso?

  31. Ola, Dra.!

    No meu caso, tirei o aparelho ortodontico e minha ortodontista disse q tenho bruxismo. Mas ai a minha duvida é:

    Se tirei o aparelho recente, como vou usar a placa de relaxamento se preciso da contenção??

    A placa de relaxamento tb contem os dentes?
    Pode-se usar placa de relaxamento tb durante o dia?
    Pode-se utilizar a placa de relaxamento em cima e em baixo?

    Obrigada pela atenção.

    Abraços

    Lívia Machado

    1. Livia, você pode usar a placa pra dormir e a contenção durante o dia. Cada uma tem sua função específica. A placa miorrelaxante é usada apenas no arco de cima.

  32. Dra, novidade no meu caso, voce nao vai acreditar. Passei em uma dentista mais esperta que o outro e ela matou a charada. As dores que sinto não tem nada a ver, alias, nunca tiveram nada a ver com o bruxismo, como o antigo dentista achava. Trata-se do dente do siso que esta todo cariado e esta condenado, porem, a dor reflete em outros dentes pre-molares… inclusive acho que tratei um canal “a toa”, pois no inicio do ano eu estava com um molar cariado, e a dor nele estava muito forte, mesmo apos remover a carie… mas a carie nao estava tao profunda assim… mesmo assim, o dentista “foi na minha” e tratou esse canal… na verdade, todos os incomodos já eram, desde aquela epoca, por causa do dente do siso, lá atras… que esta todo condenado. Vou retirar o siso agora, e estou pesquisando um pouco sobre profilaxia com antibioticos, e outra surpresa: muitos pesquisadores nao encontram evidencias que tomar antibioticos, ajude de alguma forma a evitar infecções… parece nao ter muita diferença entre tomar e não tomar, em se tratando de paciente saudavel… ! Agora nao sei se tomo… ela passou amoxilina 3 x dia.

    1. Glauber, tomara que o problema se o siso mesmo… se for, ao extraí-lo, resolvido. Tome a medicação como sua dentista prescreveu.

  33. Dra, parabens pelo site. É possivel causar um dano irreversivel à polpa em apenas 1 mordida? Outro dia eu estava tenso e coloquei um objeto duro entre os dentes, e dei uma mordida com força. A partir dai o meu pre-molar nunca mais foi o mesmo. Passou a doer direto.

    1. Edson, é. Mas no seu caso, considerando a “mordida”, creio que o problema nem seja na polpa (endodôntico), mas nos tecidos de suporte dos dentes (periodontal). Em princípio, esses sintomas devem diminuir e passar, a não ser que tenha havido algo mais sério, como uma fratura radicular por causa da força recebida. Enfim: procure um dentista pra avaliar.

  34. Dra. boa noite!
    É normal a placa rígida ser apertada nos dentes?
    Coloquei uma vez só e encaixou perfeitamente mas é apertada ao ponto de criar uma pressão incômoda.
    Obrigada!

    1. Ela é apertada sim, Vida. Mas se você acha que está demais, entre em contato com o seu dentista pra verificar.

  35. No meu caso, doi só de um lado, na parte dos molares de baixo… fiz canais recentes em ambos os lados, mas só sinto a dor do bruxismo do lado que tratei canal recentemente… sera que ele ficou mais sensivel? Ou eu coloco mais força de um lado? Oral b sensitive ajuda nessa dorzinha?

    1. Glauber, o dente com canal tratado recentemente ainda está em processo de cura, então não é de se surpreeender que você o sinta mais sensível, ainda mais se você tem bruxismo, o que coloca muita força sobre os dentes de forma geral. A dor é nos tecidos de suporte do dente, não nele em si, então pastas de dente pra sensibilidade dentinária não ajudam (ainda mais se o dente já tem canal tratado e, portanto, não tem sensibilidade alguma).

      1. Entao Dra, mas eu me certifiquei hoje que a dorzinha vem do primeiro e segundo pre-molares (que ainda nao têm tratamento de canal), os canais estão feitos nos molares, que não doem realmente… sendo assim, a pasta ajudaria pelo menos um pouco? E aproveitando a pergunta do amigo, anestesico topico funcionaria? Grande abraço.

        1. Aí sim, poderia ajudar. É questão de tentar. Não, anestésico topico não ajudaria, pois a dor não é gengival, mas dentinária.

          1. Dra, obrigado pelas respostas… vou explicar um pouquinho do cenario atual, e vamos ver se voce consegue me dar uma direção. Que eu tenho bruxismo, é comprovado, enquanto eu durmo. Tenho uma restauração de molar de um lado que caiu, esta pela metade… então, enquanto eu não refaço essa restauração, tenho que ficar mastigando só do outro lado. Depois que eu comecei a mastigar só do outro lado, é que a dor apareceu, será que forçou apenas um lado e sobrecarregou os dentes só de um lado? Percebi que as dores vem do primeiro e segundo pre-molares, esta sensivel a agua gelada, e sinto uma leve dorzinha, incômoda. Estou colocando aquela pasta sensodine para ver se alivia (dentes sensiveis), e tomando anti-inflamatorios de vez em quando. Será que o bruxismo já causou um “canal” em algum desses dentes, e a polpa esta sentindo? Qual exame o dentista tem que fazer para ter a certeza? Grande abraço.

          2. Sem dúvida, Glauber. Mastigar de um lado só sobrecarrega esse lado, e o resultado é a dor, ainda mais se você já tem bruxismo, o que sobrecarrega mais ainda. Sim, às vezes o bruxismo chega a levar a um tratamento de canal, tanto pela força que o dente recebe (e transmite para os tecidos de suporte do dente) quanto pelo desgaste que ele provoca. Pra determinar a necessidade de tratamento de canal, o dentista considera os sintomas do paciente e faz alguns testes (teste térmico, palpação, percussão), além de radiografias, se achar necessário.

          3. Entendi Dra, entao, o meu dentista esta me propondo fazer a plaquinha para dormir, portanto tenho uma duvida… se eu começar a usar sera que esse processo de dor e sensibilidade vai se reverter (curar)? Ou será que dependendo de como estão as coisas lá, seja irreversivel, pelo menos para esse dente que doi ? Por exemplo, a polpa pode já estar condenada…?

            Dra, eu acho que esse dente já esta condenado, pois agora passou a doer sempre, e nem com analgesico passa… acho que “é canal”. O fato interessante é que esse dente era maiorzinho que os outros, ou seja, quando tinha bruxismo, ele aguentava mais impacto que os outros dentes porque ele estava maior… o dentista chegou a rebaixar um pouco ele com o objetivo de poupa-lo, mas creio que foi tarde demais…

          4. Glauber, em se tratando de bruxismo, não se fala em cura, mas em controle. E com controle, a dor e a sensibilidade cessam, sim. Caso a polpa dentária já tenha “sofrido” tanto que seja necessário tratar canal, essa é uma medida pra manter o dente, dente com canal tratado não é dente condenado, pelo contrário… é dente “salvo”.

  36. Dra. bom dia… eu gostaria do implante da toxina para amenizar o meu problema… 2 perguntas: é muito caro? Ela tem efeitos colaterais serios, do tipo aqueles produtos para modelar o corpo? PMMA, e coisas do tipo, onde as pessoas podem desenvolver necrose e infecção local?

    1. Felipe, a aplicação de toxina botulínica pra corrigir a hiperatividade muscular é muito seguro, não há efeitos colaterais sérios. Pode ficar tranquilo. Procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar, até pra saber se esse tipo de tratamento se aplica ao seu caso.

      1. Entendi, mas não tem dentistas que fazem? Gostaria de saber mais ou menos a media de preços… me falaram ser muito caro. Temos que levar em conta que tem que reaplicar a cada 6 meses… gostaria de saber se existem universidades que fazem isso gratuitamente, quanto pergunta ne? Mas o importante é que é seguro. Ando com muita dor por causa do bruxismo, controlando paliativamente com analgesicos, calmantes, ou anti-inflamatorios… mais uma pergunta, existe algum anestesico ou anti-inflamatorio tópico para passar na parte de baixo do dente, na gengiva dos dentes que estão doendo? (molares de baixo) Desde ja obrigado

        1. Sim, são dentistas que fazem. Mas antes de fazer, é preciso que um dentista especialista em DTM avalie, porque talvez o tratamento, no seu caso, não seja esse (ou não só esse). Em universidades talvez você consiga atendimento sim, desde que haja um curso de especialização em DTM. O anestésico tópico, embora exista em qualquer farmácia, não resolveria o problema, porque a dor não é na superfície da gengiva.

  37. Doutora, tenho uma filha de 7 anos, ela tem bruxismo, range muito os dentes dormindo, qual o tratamento para crianças?

    1. Flavia, o bruxismo em crianças não é incomum, e geralmente não requer tratamento, é algo passageiro. Leve-a a um dentista / odontopediatra pra avaliar.

    1. Mi, depende do que o seu dentista indicar. Talvez nem seja necessário ajuste, apenas um acompanhamento semestral ou anual.

  38. Olá Dra.
    Obrigada pela interação e respostas que nos ajudam muito.
    Tenho bruxismo há alguns anos, mas não me incomodava tanto e não tinha problemas até então. Há algumas semanas percebia que meus dentes doiam muito e a gengiva estava inchada, logo percebi grandes estralos acompanhado de uma dor de cabeça insuportável.
    Já liguei para alguns especialista e consegui a data mais próxima para daqui 10 dias com o Buco Maxilo.
    Tenho tido grandes dificuldades para dormir, e enquanto não passo no especialista e ainda não tenho a plaquinha, eu tenho mordido o travessereiro, ou colocado um paninho entre os dentes para amenizar essa mordida e ficar com os dentes entreabertos. Além de tomar vários remédios anti-inflamatórios e relaxantes musculares. Você acha que isso resolve alguma coisa como solução imediata?

    1. Viviane, resolver não resolve… mas como medida paliativa, pode ajudar. Apenas cuidado com o anti-inflamatório, dependendo do tipo, dá pra usar de modo contínuo por no máximo 1 semana.

  39. Dra. Ana, gostei muito do seu post. Muito explicativo. Eu estou um pouco desorientada… Minha história é longa e complexa, mas vou resumir. Eu moro no Panama. Em novembro/2014 tive um problema no maxilar e minha boca nao abria. Fui em uma especialista, e ela fez uma infiltracao e manobras e resolvemos o problema. Ela fez a placa rigida para eu usar todas as noites. Em abril/2015 senti dores desesperantes no dente canino e detectaram infeccao no dente e foi feito um canal (o dente nao tinha carie, a causa foi o bruxismo). Ou seja, eu ja estava usando a placa desde fevereiro/2015 e mesmo assim tive esse problema com o canino. Viajei para Brasilia em junho/2015 e aproveitei para consultar com outra especialista, que fez outra placa para mim. Mas, hoje (06/julho/2015) estou sentindo dores em outro dente de tras (as mesmas dores que tive no canino). Temo que tenha que fazer canal de novo! Minha pergunta é: pode acontecer que o uso dessas placas nao seja adequado para todas as pessoas? Sera que foi a placa que causou isso? Estou desesperada pois estou tendo que fazer tratamento de canal em dentes saudaveis!!! Espero ansiosa pela sua resposta!! Obrigada.

    1. Diana, não acho que a causa disso seja o uso da placa, pelo contrário, a placa protege os dentes da força excessiva que o bruxiso coloca sobre eles. Não sei dizer exatamente o que levou à necessidade de tratar o canal do seu dente, mas talvez tenha sido um reflexo ainda época que você não usava a placa. Uma dúvida: as placas que você usava e usa hoje são RÍGIDAS, certo? Porque se não forem, a razão pode estar aí.

      1. Ola Dra., obrigada por responder. Uso as placas rigidas. Mas pode ser que o problema tenha sido causado a tao longo prazo assim? Comecei a usar a primeira placa em fevereiro e, no mes de abril senti as dores horriveis no dente canino. A dentista disse que ja estava tudo necrosado no nervo do dente. E agora, hj comecei a sentir dores em outro dente. Mas, como disse, venho usando as placas desde fevereiro.

        1. Pode, Diana. Até que o prazo não foi tão longo, e o organismo humano pode ser cheio de surpresas… a Biologia está longe de ser uma ciência exata. Talvez o dente já estivesse necrosado antes mesmo de você começar a usar a placa, e só doeu bem depois. Às vezes nem dói, o que não quer dizer que não haja indicação de tratamento de canal.

  40. Dra,

    O uso de aparelho ortodôntico pode acarretar em bruxismo?

    Tenho a impressão de ter adquirido o mau hábito de ranger os dentes à noite, porque às vezes, acordo no meio da noite (e por estar sonolenta e cansada nao consigo afirmar com certeza) e me “pego” mordendo a boca. Quanto à ranger os dentes eu nao tenho certeza, mas no dia seguinte, acordo com uma dor de cabeça horrível e um pouco de dor no ouvido também. É possível ou pode ser que realmente nao tenha nada a ver com bruxismo?

    Obrigada.

    1. Lai, a mudança no modo de morder pode até ter a vez com o início desse hábito, mas acho improvável. Me parece ser apenas coincidência. Converse com o seu dentista.

  41. Ana, ja que foi mencionado abaixo sobre preco da placa, a minha ficou em 1400 e por uns tres meses terei visitas ao especialista. O que pode ter na minha placa, para que custe tao mais cara que a de todos os meu amigos??

    1. Hum dra, agora fiquei pensativa… li num post abaixo ki nao existe placa para bruxismo de silicone, estou com problemas de atm e apertamento diurno e provavelmente noturno, e a especialista me disse ki terei ki comparecer a visitas periodicas para ajuste da placa, se ela falou ajuste, entao sera ki eh de silicone ajustavel a base do aumento de temperatura?? Sera ki nao eh rigida? A minha chega semana ki vem, so sei ki mordi uma massinha molenga numa moldeira e tbem mordi um negocio um pouco mais firme sem moldeira. Dra qual sua opiniao?

      1. Geovana, pela sua descrição creio que a sua é a placa rígida, sim. Mesmo rígida, ela pode e deve ser ajustada através de desgastes, de forma a se adequar à sua “mordida”.

    2. Geovana, creio que esse não seja só o preço da placa, mas do tratamento em si, da supervisão do seu dentista (consultas, etc.). Se fosse só a placa, estaria bem caro, na minha opinião. Mas não sei, depende também do laboratório que confecciona a placa, tem alguns que cobram caro, mesmo.

  42. Doutora, bom dia.

    O dentista, através da radiografia, diagnosticou canal no dente 46. Porém nunca senti dor nesse dente. É possível isso acontecer?

    Eu tenho bruxismo e 3 dentes meus estão com curativos, pois sinto dor ao mastigar alimentos mais consistentes, é possível que eles se tornem canal também? Estou usando a plaquinha.
    Estou angustiada, não sei mais o que fazer…

    Vi que em um dos comentários você citou inflamação dos tecidos, isso é tratado como?

    Doutora, se eu fizer canal meu dente vai ficar preto, amarelo?

    Obrigada pela atenção.

    1. Bruna, sim, é possível. Às vezes um dente aparentemente hígido, sem cárie s nem restaurações – e nem dor – pode ter indicação de tratamento de canal.

      Que tipo de curativos?

      Pra tratar a inflamação nos tecidos em volta da raiz do dente depende da causa… o primeiro a se fazer é remover a causa. Pode-se fazer isso ajustando uma restauração, fazendo um canal… depende.

      Embora às vezes um dente possa ter a cor alterada após o tratamento de canal, essa não é a regra.

      1. Oi, doutora, obrigada por me responder.

        Os curativos nos três dentes tratam-se de uma “massinha” branca, ele tirou a restauração de resina e colocou essa “massinha” e falou que agora é questão de paciência, devo esperar para ver como os dentes reagem.

        O dentista também fez 4 sessões de laser… Porém ainda sinto dor ao mastigar alimentos consistentes.
        Não quero que dê canal =(

        Em um dente tinha uma mancha escura, abriu, não era cárie e fechou com resina, novamente (Começou ao doer)
        Em outro tinha cárie, abriu, removeu e frechou com resina, novamente (Começou a doer)
        E por fim, abriu outro, não tinha cárie e fechou com resina, novamente (Começou a doer).
        Obs.: Não sentia dor alguma nesses dentes, agora sinto ao mastigar alimentos consistentes.

        Não consigo entender porque isso ocorreu. Estou angustiada, doutora.

        Você conhece casos assim, pode dar canal, como devo proceder?

        Por favor, me ajude.
        Obrigada.

        1. Bruna, pode “dar canal”, sim… mas não sejamos pessimistas… se vcê está com curativos, é justamente pra evitar que seja necessário tratar o canal. Se a dor não é espontânea, apenas provocada e/ou à mastigação, é um bom sinal. Agora é aguardar e ver como seu organismo vai reagir.

  43. Dra… meu filho tem bruxismo, usa aparelho ortodôntico p correção, porém ele acorda com o maxilar doendo com dores de cabeça por causa do bruxismo, e o dentista diz q primeiro tem q corrigir a mordida dele p depois tentar fazer a placa… como ele range os dentes ele acaba com o aparelho… tem como usar a placa junto com o aparelho fixo ?

    1. Não, Marilena. A placa é rígida, seu uso junto com o aparelho fixo não permitiria a movimentação dos dentes.

  44. Dra. boa noite… eu já fiz algumas perguntas no site, mas para voce poder me ajudar de verdade, vou precisar contar a estoria da minha dor de dente desde o inicio, vamos ver se voce consegue matar a charada, ok?
    – nunca tive dor de dente relacionada ao bruxismo.
    – tudo corria bem, até que em um determinado dia, senti uma dorzinha bem leve, na verdade um incomodo, e tive vontade de morder forte com o molar para ver se aliviava… peguei um objeto, coloquei entre os molares, e mordi forte… dai começou a novela.
    – a dor que era fraquinha, após essa mordida se tornou uma dor um pouco mais presente, mas ainda nao incomoda.. ok, fui ao dentista…
    – detectada carie nos 2 ultimos molares, tratamos as 2 caries e restauramos com resina.
    – a dor se tornou muito forte, e chegamos a conclusao que era sensibilidade a resina… refizemos as restaurações com uma proteção mais forte, mas a dor continuou, principalmente no primeiro molar.
    – decidimos fazer o tratamento de canal no primeiro molar… tiveram aquelas dores todas no inicio, controladas com anti-inflamatorios e dipirona… a dor melhorou bem. Agora, estamos ja no fim do tratamento do canal (os “buraquinhos” já foram preenchidos e substituidos pelo material que não sei o nome), só falta tirar o curativo e terminar a restauração com a resina… mas a dor esta muito forte nesse ponto atual, e voltei a tomar anti-inflamatorios e dipirona.
    – estou desapontado, pois gastei já muito dinheiro com nesse dente (caries, e depois tratamento de canal), e a dorzinha permanece, nao muito bem localizada, ela é em toda parte inferior direita, no conjunto de molares e pre molares, mas parece nao estar em um dente, especificamente.
    – meu dentista acha que é a hora de partirmos para uma plaquinha de bruxismo, mas nao sei… tenho medo de gastar 600 reais, e continuar com essa dor… isso tudo é estranho, pois nunca tive esse problema antes. Sera que tudo começou depois que dei aquela mordida forte, e todos esses dentes ficaram inflamados? Ou sera que com a finalização do canal vai passar? Estou sem rumo… abraços, e obrigado desde já.

    1. Felipe, nem sempre dá pra ter certeza que um tratamento vai dar certo… cada organismo é diferente, o que funciona pra mim pode não funcionar pra você. Isso em se tratando de medicamentos, procedimentos, aparelhos, placas, etc.. A possibilidade da dor diminuir e cessar com o tratamento de canal é grande… a não ser que o problema não seja apenas de canal, mas também do periodonto (dos tecidos em volta da raiz do dente), o que é uma possibilidade muito forte em se tratando de um paciente com bruxismo… a força que os dentes e o periodonto recebem é muito grande, o que pode levar Às consequências que você relata. Entendo sua reticência em tentar a placa, mas acho que seria uma boa ideia, sim… até porque você sabe que tem bruxismo, a placa seria uma proteção de forma geral, não só para o dente que dói.

      1. Entendi… então Dra… no momento atual, faz 5 dias que o DR colocou o material tampando os canais dos nervinhos, e foi nesse quinto dia em que senti muita dor… o dentista esta dizendo que nesse ponto em que estamos nao era para doer mais… oq vc acha?

        1. “Não era”, mas dói… e é isso que importa. Não podemos nos pautar pelo que “deveria ser”, mas pelo que é. Se dói, é preciso identificar a causa e tratar de acordo.

          1. Sim… entao dra., fui tentar colocar a placa na minha boca… e surpresa!! : nao consigo ficar 10 segundos com ela, da ansia de vomito !!

          2. Então Dra, eu decidi fazer um teste com a tal placa “baratinha” só para ver se eu me acostumava com a ideia de dormir com algo desse tipo na boca… (se o teste desse certo, iria no dentista fazer uma placa de verdade)… – não sei se é por causa da posição da minha lingua, ou de uma sensibilidade extra, que não consigo ficar com nada desse tipo na boca… tenho tendencia a aquele reflexo de vomito… ela é de silicone, moldavel com a agua quente, nao cobre o ceu da boca nao… nesse link, tem fotos dela… http://www.preciolandia.com/br/2-moldeiras-termomoldavel-silicone-bruxi-8ol8no-a.html

          3. NÃO EXISTE “placa de silicone pra bruxismo”! Placa para bruxismo é RÍGIDA, essa aí só vai piorar o seu problema.

          4. Sim… mas creio que vou sentir essa ansia com a rigida tambem (fiz apenas um teste com a outra), nao consigo ficar com nada desse tipo na boca, sinto muito desconforto.

          5. Mas é incomum que o paciente sinta ânsia com a placa rígida de bruxismo… ela só cobre a oclusal (“parte que morde”) dos dentes… é bem diferente dessa placa termomoldável.

  45. 2 perguntas em uma só…
    Bom dia, Dra… Queria saber por que o bruxismo não tratado pode levar um dente afetado a um tratamento de canal? (queria entender o mecanismo interno que leva a isso)
    Outra pergunta: caso um dente já tenha tratamento de canal, mas a pessoa continua tendo bruxismo, é possivel esse dente doer mesmo sem os nervos? E por que? Obrigada desde já.

    1. Andreia, porque o “nervo” dente pode inflamar de forma irreversível, por causa da grande força que recebe. Sim, é possível um dente com canal tratado doer por causa do bruxismo, mas aí a dor não tem nada a ver com o canal, mas com o periodonto, ou seja, com os tecidos em volta do dente (osso e gengiva), com continuam inervados. O motivo, da mesma forma, é a grande força que o hábito do bruxismo aplica aos dentes e ao periodonto.

  46. Olá dra., tudo bem? Sou o Felipe que esta tratando canal no primeiro molar inferior… Eu comecei a tratar esse canal, e dai começou a doer muito no dia seguinte, dai eu até te perguntei o que fazer e tal. O dentista me receitou Nimesulida, que funcionou bem ! Porem, devido a essa dor no molar que estava tratando canal, eu acabei fazendo muito bruxismo nesse lado da boca, como uma forma de aliviar a dor (a gente acha que colocando mais força ali vai melhorar a dor)… o problema é que esse bruxismo acabou prejudicando o pré-molar (o dente vizinho), que agora esta meio dolorido, e com sensibilidade ao gelado… estou aliviando as dores com paracetamol, e tentando diminuir o habito de juntar os dentes… já estou com medo de ter que tratar canal nesse outro tambem. Sera que essa sensibilidade é passageira? O que o dentista poderia receitar ou fazer para reverter isso? Laser?? Ele me falou de uma placa que custa 600 reais, mas é muito caro… existe uma placa baratinha à venda por ai, que é moldada com agua quente, ela nao quebra galho? rs… desde já agradeço ! Obrigado.

    1. Oi Felipe, se você interromper o hábito de apertar os dentes, a dor deve ceder. Se esse apertamento for apenas durante o dia, tente se policiar… já se for também durante o sono, já complica, o ideal seria usar a placa, mesmo. A placa para bruxismo é RÍGIDA, NÃO use a tal “placa baratinha”, ela pode, inclusive, piorar o problema.

      1. Certo… mas sendo a dor só nos molares de baixo, eu preciso usar as 2 placas – para a parte de cima e de baixo? Ou só de baixo já resolve?

      1. Pode até ser… depende do caso. Não há como falar em “preço médio” porque as variáveis são muitas.

  47. Dra, eu utilizava normalmente a contenção ortodôntica móvel durante o dia e a placa para bruxismo para dormir, porém iniciei um clareamento dentário e fiquei uns 15 dias sem utilizar a contenção e uma semana sem utilizar a placa para bruxismo.
    Essa noite, utilizei a placa, porém o dente 12 ficou bem dolorido.
    Será que ainda posso utilizar a placa para bruxismo?
    Será que o dente saiu da posição que estava quando finalizei o tratamento ortodôntico?
    Com o uso da placa para bruxismo posso abandonar o uso da contenção móvel?
    Obrigado mais uma vez.

    1. J, se a placa entrou, pode usar, sim. O 12 ficou dolorid porque ele deve ter se movimentado um pouquinho sem a contenção, e a placa o colocou de volta “no lugar”. Quanto ao tempo de utilização da contenção, depende do que o seu ortodontista recomendou ao término do tratamento, se ele orientou que você a usasse por X tempo, use por X tempo.

  48. Olá Ana. Gostei muito do seu blog. Bom, eu tenho bruxismo, e já há uns anos fiz a placa rígida. Mas confesso que no começo ela me incomodava muito, e eu deixei de usar. Eu sei que deveria ter voltado no dentista e saber se algo poderia ser feito pra diminuir o incômodo que a placa me provocava, mas o tempo foi passando e eu deixando pra resolver isso depois. E agora eu resolvi tentar usar a placa novamente, porém ela já está muito apertada pra minha boca. Quando a coloco sinto uma grande pressão, principalmente nos dentes da frente. Minha dúvida é a seguinte: se eu insistir em usar a placa, mesmo ela estando bem apertada e consequentemente fazendo muita pressão nos dentes, poderá ocorrer algum prejuízo a eles, como por exemplo, o amolecimento? Ficarei muito grata pela resposta.

    1. Karina, essa placa, depois de tanto tempo, não pode mais ser usada. Nossos dentes estão sempre se movimentando, mesmo que sutilmente, então é natural que ela não sirva mais. Não aconselho que você insista em tentar colocá-la, pode causar problemas, sim. Procure um dentista pra confeccionar uma nova.

  49. Tenho bruxismo e uso placa já faz quase 10 anos. No entanto, preciso usar aparelho fixo porque apresento mordida cruzada e isso tem causado DTM. Fui a um bucomaxilo especialista em DTM. Fez-se necessário arrancar os sisos porque estavam em má posição. O próximo passo é colocar o aparelho fixo, pra corrigir a mordida, e me parece q tb tem um desvio de linha média. Ele falou q é uma forma de amenizar a DTM. Minha questão é: com o aparelho fixo terei como usar a placa de bruxismo pra proteção os dentes? O que pode ser feito, uma vez que o uso do aparelho fixo se faz necessário pra evitar maiores problemas na articulação? Fico preocupada se por tratar uma coisa posso ter problemas em outra. Pode me orientar… obrigada!

    1. Michelle, realmente, usando aparelho não será possível continuar usando a sua placa para bruxismo… ela iria restringir / impedir a movimentação dentária. Você terá que deixar de usar a placa por um tempo e fazer uma nova ao fim do tratamento ortodôntico (até porque essa não vai servir mais).

      1. Obrigada pela resposta. Gostaria de te perguntar uma outra coisa… no caso de ocorrer um desgaste significativo no meu dente existe alguma possibilidade de contornar isso de alguma forma, algum tipo de reconstituição…? Se sim, qual especialidade devo procurar?
        Obrigada!

        1. Sim, com restauração indireta ou prótese. Restaurações diretas são mais complicadas em pessoas que têm bruxismo, porque as forças que o ranger de dentes / apertamento impõem geralmente quebram ou deslocam essas restaurações.

  50. Olá doutora! Não tenho bruxismo, mas ultimamente ando apertando muito os dentes, e é involuntário. Eu não sei o que fazer pq agora estou acordando até com dor na boca, com dificuldade para abri-la… Quando eu menos espero to apertando… E não é só pela noite. Tem alguma coisa que eu possa fazer? E descobri esses dias que tenho um torus mandibular.

    1. Karine, se você range ou aperta os dentes de forma contínua por alguns períodos, então você tem bruxismo, mesmo que passageiro / esporádico 🙂 . Sua descrição é bem clássica de bruxismo ocasionado por episódios / épocas de estresse. Eu mesma estou passando pela mesma situação, embora não aperte os dentes ao dormir, volta e meia me pego fazendo isso durante o dia. O que você tem que fazer é se policiar o tempo todo… e, idealmente, procurar um dentista especialista em DTM (disfunção temporomandibular) pra fazer uma avaliação e verificar a necessidade de placa interoclusal.

  51. Dra, tem algum problema em fazer profilaxia de 3 em 3 meses? Eu digo, pode haver desgaste do esmalte pelo pouco intervalo ou coisa parecida? Além disso, qual raspagem é melhor: a manual ou a ultra-sônica?

    1. Nenhum problema, Luiz. A profilaxia é uma escovação profissional, e a pasta usada não é assim tão abrasiva (não mais do que outras que existem no mercado e que são de uso diário). Quanto à raspagem, geralmente existe uma combinação entre a raspagem com curetas e uso do ultrassom, não dá pra dizer que uma seja melhor que a outra. O ultrassom geralmente é indicado para raspagens menos profundas ou a finalização de uma raspagem mais profunda, enquanto as curetas estão indicadas em raspagens com tártaro subgengival.

  52. Olá Dra Ana. Vc conhece nosso aplicativo p/ bruxismo diurno, o DesencosteSeusDentes? É gratuito e ajuda muito no controle do hábito diurno , além de orientar sobre o noturno e permitir uma avaliação da evolução do apertamento e da dor.
    Abc,
    Roberto

    1. Não só conheço como o utilizo, Roberto. 🙂

      Acrescentei a “dica” do aplicativo ao final do post. Parabéns, é uma ideia muito simples e eficiente.

  53. Gostei muito da sua publicação sobre o bruxismo, trabalho na confecção de placas miorrelaxantes personalizadas com guias , e é muito importante este tipo de orientação do uso da placa correta. Parabéns.

  54. Possuo alguns destes sintomas, mas tenho dúvida de qual especialista na área de odontologia procurar para que ele faça a indicação dessa placa.

    1. Ítalo, embora até um clínico geral possa avaliar você, procure um dentista especialista em Disfunção Temporomandibular (DTM).

  55. Li essa matéria sobre bruxismo e estou intrigada com uma coisa: tem 1 ano que coloquei aparelho fixo, e quando faço manutenção e sinto que está “apertado”, começo a morder meus dentes, apertando, sabe? Me dá uma sensação de dorzinha boa, tipo uma coceira boa, entende? Isso é um tipo de bruxismo? Eu posso controlar, mas meio que está virando um vício. Quando a sensação de “aperto” nos dentes passa, eu páro de fazer. Isso pode me fazer algum mal? Um beijo, Ana!

    1. Erika, também usei aparelho, sei bem o que é isso… 😉 Pode até ser considerado um bruxismo em vigília (que se faz acordado), mas pelo que você descreve é algo que você consegue controlar e não é um hábito contínuo. Portanto, certamente não vai prejudicar você… mas quando você “se pegar” fazendo isso, lembre-se sempre do conselho: “desencoste os dentes”. 😉

  56. Olá doutora, tudo bem?
    Não é assunto desse tópico, mas não achei um correspondente e gostaria de tirar uma dúvida com você.
    Há quase 4 anos, possuo DTM unilateral, minha ATM estrala ao abrir a boca. Dezembro do ano passado, coloquei aparelho e a minha ATM melhorou bastante, tirei os 4 sisos também que estavam inclusos antes de colocar esse aparelho. Até aí, tudo bem. Mês passado, para fazer a intercuspidação a minha dentista me passou aqueles elásticos para eu usar, elásticos cruzados. Ela me disse para eu usar 10 horas por dia. Eu li em muitos sites dizendo para eu usar o máximo possível, inclusive na hora de dormir. Assim eu fiz, usei o máximo que pude. Fazendo quase uns 25 dias de uso dos elásticos, num belo dia acordei e a minha ATM direita, pela qual nunca tive problema começou a doer (ou seja, tinha problema de ATM unilateral e agora estou com dor do outro lado).
    Sábado fui à dentista e ela me disse que é contra-indicado usar elásticos para intercuspidações caso ocorra alterações na ATM. Então parei de usar e estou sem os elásticos, ela me disse que mais no final do tratamento poderei voltar a usar. Estou desde sábado sem eles e mesmo assim não parou de doer. Ao tomar café agora mesmo, para mastigar doeu bastante.
    A minha dentista viajou e ficará fora durante 2 semanas. Gostaria de ter sua opinião por este motivo e por eu já saber do seu excelente trabalho pela qual acompanho no site e outras vezes que foram tiradas várias dúvidas minhas em relação a outros assuntos.
    É normal alterações na ATM com elásticos cruzados?
    Agora que tenho essa dor, o que devo fazer? Prejudiquei e mesmo não usando é irreversível? Uma vez que não vou parar o tratamento ortodôntico para tratar da ATM, além de ser muito caro esse tipo de tratamento.
    Há possibilidades de eu melhorar ao longo dessa semana pelo fato de não estar mais com os elásticos?
    Estou preocupado e gostaria muito mesmo de uma orientação profissional.
    Muitíssimo obrigado desde já.

    1. Álvaro, tem um texto só sobre DTM aqui –> https://medodedentista.com.br/2013/04/dtm-dor-na-articulacao-da-mandibula-causas-e-tratamento.html (mas pode perguntar qualquer coisa em qualquer post que eu respondo!)

      Você tem / tinha dor do lado esquerdo ou só o estalido?

      Quando a pessoa já tem DTM, qualquer razão é motivo pra piorar os sintomas… então, sim, os elásticos podem ter colaborado pra que o lado direito tenha começado a doer, também. O que não quer dizer que você tenha DTM do lado direito, pode ser que esse seja um sintoma apenas passageiro. Então, com a interrupção do uso dos elásticos, talvez o problema se resolva espontaneamente.

      1. Eu só tenho estalido do lado esquerdo, nunca senti dor alguma.
        Estou tomando analgésico para ver se a dor cessa um pouco. Tomara que seja passageiro mesmo. A intercuspidação vai ser feita no final do tratamento, não usarei os elásticos mais por enquanto.
        Muito obrigado!
        😀

        1. Então você não tem DTM do lado esquerdo, Álvaro. O diagnóstico de DTM, além de considerar outros fatores, inclui sempre a presença de dor. Estalidos são comuns, eu mesma tenho (e do lado esquerdo também!). Portanto, provavelmente a dor que você sente do lado direito é passageira, mesmo. Questão de acompanhar.

  57. Doutora, é verdade que pessoas que têm bruxismo quebram os dentes com mais facilidade? É comum apareceram rachaduras bem visíveis nos dentes antes da quebra efetiva? Obrigada pela atenção.

    1. É sim, Cássia. O hábito do bruxismo coloca forças excessivas sobre os dentes, o que pode levar a trincas e fraturas. Por isso é importante controlar o bruxismo logo que ele percebido, pra evitar que problemas mais sérios se instalem.

        1. Paulo, as principais consequências são: desgaste dos dentes, dores musculares, fraturas dentárias, desprendimento de restaurações, amolecimento de dentes, etc.. Todos esses são resultados possíveis em face da força excessiva que o hábito do bruxismo impõe aos dentes.

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista