Pasta de dente faz clareamento?

Pasta de dente “clareadora”

Não. Mas vamos por partes.

Nos últimos tempos as empresas que vendem produtos de higiene bucal lançaram uma infinidade de cremes dentais com sobrenome whitening e enxaguantes bucais que prometem clarear os dentes. Slogans do tipo seus dentes mais brancos em 1 semana inundam os intervalos dos nossos programas favoritos na TV e as prateleiras de farmácias e supermercados. E sem necessidade alguma de comprovação de que isso realmente aconteça…

Como eu já adiantei na primeira palavra deste texto, pastas de dente não fazem clareamento. E isso por um motivo simples: elas não contém os peróxidos (de hidrogênio ou de carbamida), que são as substâncias que promovem um clareamento dental real. Alguns produtos ainda tentaram, certa época, trazer esses compostos na fórmula… mas a concentração era tão baixa que não fazia nem tchum.

Bom, então o que é que esses cremes dentais fazem se eles não clareiam realmente os dentes? Nada? Não… eles servem pra alguma coisa sim. Além da função clássica de limpar os dentes, eles removem manchas. E aí é que está a jogada de marketing: essas pastas de dentes não clareiam nada, mas ajudam os dentes a parecerem mais claros ao removerem manchas superficiais de esmalte. É como dar um banho no Cascão e descobrir que ele não era tão ~~bronzeado~~ quanto se achava… 😀

O problema desses produtos é que, via de regra, eles são bastante abrasivos. Sabe aquele aspecto “arenoso” que algumas pastas de dente têm, às vezes até com pequenas partículas presentes? Então… abrasividade, a grosso modo, é isso. O creme dental ideal é o que apresenta uma relação adequada entre abrasividade e poder de limpeza, ou seja, quanto menos abrasivo e com maior poder de limpeza, melhor. O papel principal dessas pastas é o de “lixar” o esmalte dos dentes, e é assim que manchas extrínsecas (*) superficiais (principalmente se você fuma ou toma muito café) são removidas do esmalte. A questão é que esse “lixamento” promove remoção de tecido dentário, por menos que seja, e em longo prazo pode levar a problemas de sensibilidade dentinária. Existe uma escala que demonstra o grau de abrasividade dos cremes dentais chamada RDA, mas ela não vem explícita nas embalagens. Portanto, pra saber, só entrando em contato com o fabricante mesmo.

Enfim, o recado é o seguinte: se você quer fazer um clareamento dental, procure um dentista… não há outra forma. Se aventurar por ~~dicas caseiras~~ ou escovar os dentes com ~~pastas clareadoras~~ não vai clarear os seus dentes. No primeiro caso você arrisca a sua saúde, e no segundo caso, no máximo, você vai remover manchas superficiais ou manter o resultado de um clareamento prévio por mais tempo. É isso.

Quer saber sobre clareamento dental de verdade? Aqui tem um guia pra você tirar todas as suas dúvidas.

Veja o que o DicasOdonto fala sobre a promessa de clareamento com pasta de dente

(*) Manchas extrínsecas são aquelas que não fazem parte da estrutura do dente, mas que foram causadas por algum agente externo: corantes presentes nos alimentos e bebidas, a nicotina do cigarro, bactérias cromatogênicas, etc..

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: DentísticaHigiene Bucal

Marcadores:

29 comentários

  1. Olá,
    Meti o meu aparelho há 2 dias e tenho a sensação que o dente da frente está rachado, será da força é possível? Será que o dente pode partir-se? Devo ir a correr para a dentista? Estou em pânico com medo de cair o dente.
    Quanto ao resto gostei de saber, mas eu quero mesmo remover as manchas de tabaco e café. Por isso penso que as pastas vão servindo até o branqueamento do dentista de 6 em 6 mess.

    1. Marta, o aparelho não tem força pra partir um dente por si só. Se você sente certa mobilidade, considerando que acabou de colocar aparelho, pode ser considerado normal. Sim, essas pastas podem ajudar a remover manchas superficiais de tabaco e café, mas o uso contínuo pode causar sensibilidade dentinária, por causa da abrasividade.

  2. É a segunda vez que posto uma mensagem, tenho 35 anos e quando era adolescente retirei um dente canino sem ter necessidade, em março deste ano decidi colocar o aparelho autoligado para consertar a os dentes tortos e tentar colocar próximo a linha média. A minha dúvida é a seguinte: existe outra opção no meu caso de reposicionamento dos dentes sem a necessidade de extrair ou de implantar ausente?

    1. Fabiana, difícil dizer ao certo sem examinar você. Mas se falta um canino, as opções são: extrair o outro canino e fechar os espaços ou abrir o espaço do canino extraído e fazer implante. Não extrair o outro canino também é uma opção, porém a chance de você ficar com desvio de linha média é grande.

      1. Não acredito que remover o outro canino seja uma opção válida. Ideal seria usar aparelho para abrir o espaço do canino ausente e implantá-lo ou transformar um pré-molar em canino com facetas de porcelana ou coroa total, a depender do caso.

  3. Dra. Tokus, boa noite! Tenho um problema pra resolver, não é meu, na verdade da minha mãe. Sou muito cuidadoso com minha saúde, inclusive faço tratamento dentário e sigo rigorosamente a risca hábitos saudáveis de higiene. Porém minha mãe tem MEDO DE DENTISTA… rs
    Ela não vai ao dentista ha mais de 10 anos, ela é relaxada ao extremo, come biscoito, chocolate e vai dormir sem escovar os dentes. Na verdade acho q ela só escova depois do almoço e depois da janta. O problema é q muitos dentes dela estão com cárie, tártaro e os da frente estão uma coisa de outro mundo, não tenho nem coragem de ver, estão verdes… isso mesmo, parece q estão apodrecendo… e isso faz ela ter ainda mais vergonha de ir no dentista… eu falo, reclamo, dou bronca nela, rsrs mas ela não me atende… parece criança, e cada dia tá pior, não sei o q fazer! Ela é muito relaxada, e nem escovar os dentes direito ela escova!

    1. Amigo, situação difícil… porque, me parece, que você está muito mais preocupado com a saúde da sua mãe que ela mesma! E quando a pessoa não está motivada, não há muito o que fazer. Sua mãe parece ser aquele tipo de pessoa que só vai procurar ajuda quando começar a doer alguma coisa… e aí pode ser tarde demais, ela vai perder alguns dentes. Enfim… tente motivá-la de alguma forma… medo muita gente tem, mas no caso dela, pelo seu relato, não acho que seja fobia… se você “puxar a orelha” dela, ela vai ao dentista.

  4. Confesso que gosto de usar essas pastas whitening, mas uso apenas uma vez no dia e o resto das escovações uso a pasta de dente normal, gostaria de sabe se posso usar isso uma vez ao dia, uma vez na semana ou nunca??

    1. Vanilla, pode usar, apenas use com moderação, o que você já tem feito. E se sentir sensibilidade dentária, interrompa o uso.

  5. Oi, Ana!
    Eu comecei a usar aparelho ortodôntico e alguém me disse que a resina usada para fixá-lo pode “manchar” os dentes; isto tem algum fundamento ou é boato distorcido? Outra coisa: é verdade que o clareamento realizado pelos dentistas deixa os dentes sensíveis? Se for verdade, por quanto tempo eles ficam com essa sensibilidade?

    1. Fábio, é boato. O que causa manchas brancas ao redor dos bráquetes é a higienização ruim, pois a placa bacteriana se não removida constantemente pode favorecer desmineralização dentária (cárie). A lesão inicial de cárie é exatamente uma mancha branca que, quando o dente se remineraliza, nem sempre sai. Aí o dente fica manchado… mas não tem nada a ver com a resina usada pra colar o bráquete. E sim, é verdade, todo clareamento dentário (feito em casa ou no consultório pelo dentista) pode causar sensibilidade dentária. Mas essa sensibilidade, após interrompido o clareamento, dura no máximo mais 1 ou dias.

  6. É verdade!!
    Tds veem nos comerciais modelos (que ja fizeram clareamento, claro) com os dentes branquinhos e pensam q vao usar e será assim… Pode até remover bem as manchas, mas remove só as extrinsecas e nao as intrinsecas pq nao tem o peroxido.

  7. Oi Ana, o meu filho estava com uma fistula, foi realizado o tratamento de canal e a fistula ainda não desapareceu, será que ele tem que tomar antibiótico, ele tem 4 anos.

    1. Gisele, faz tempo que o tratamento de canal foi finalizado? Em princípio, a fístula deve sumir. Se persistir, entre em contato com o dentista.

  8. Tirei meu aparelho mas nao estou satisfeita com o resultado, meus dentes da frente ficaram afastados e eu sempre falei isso com minha ortondontista, mas ela disse q nao tinha espaco nenhum ali, e tirou meu aparelho, gostaria d saber se usando a contenção ele tem a possibilidade de juntar, ja q o espaco é tao pequeno, mas me incomoda muito.

    1. Nayara, imagino que o problema não seja um espaço real entre os dentes (pois sua ortodontista diz que esse espaço não existe), mas a anatomia dos seus dentes, que deixa pequenos “espaços negros” no sorriso. Isso é bem comum, e geralmente a melhor maneira de resolver é com restaurações estéticas. O uso da contenção não teria como fechar esse espaço, pois a contenção apenas mantém os dentes onde estão.

  9. Obrigado pelo esclarecimento. Por favor abram uma clínica em Petrolina, o motivo: precisamos de vcs. rsrsrs, e ainda que é uma cidade grande com 500 mil habitantes, vizinha a Juazeiro que tem 300 mil, ah Sobradinho mais 30 mil, e outras cidades vizinhas.

  10. Eu uso Sensodyne branqueador, tenho sensibilidade nos dentes, e também para clarear. Será que resolve alguma coisa mesmo? Gostei destes comentarios sobre os cremes dentais.

  11. Ótimo texto para eu poder explicar aos amigos que essas pastas não funcionam. Sempre que rola de passar uma propaganda e todos estarem juntos assistindo, vem aquela pergunta: “Será que funciona mesmo?”. Eu sabia (por não confiar muito em algumas publicidades) que elas não funcionam, mas nunca soube o que dizer quando surge essa tal pergunta.
    Beijos

  12. Usava direto essas pastas de dentes clareadoras e fazia manuntenção do clareamento de 6 em 6 meses com a moldeira. A minha dentista falou que eu estava exagerando e já estava ficando com os dentes sensibilizados. Ela me proibiu de usar essas pastas de dentes ou fazer clareamento por 1 ano e meio pelo menos. Agora estou usando aparelho, então clareamento só quando acabar.
    Acho engraçado como as pessoas confiam mais em propaganda do que no dentista. Vc viu que tem uma marca que está trazendo agora umas fitas de clareamento que antes só existiam nos EUA? As pessoas estão todas deslumbradas achando que vão fazer clareamento por preço de banana. O que vc acha disso?
    Beijos.

    1. Pois é, Patrícia… as pessoas têm uma tendência de achar que tudo o que dizem na TV é verdade. Até porque, quando as empresas de produtos de higiene bucal dizem alguma coisa na TV, elas sempre ressaltam que OS DENTISTAS recomendam. Eu, pelo menos, não passei procuração pra nenhuma empresa falar por mim… 😉

      Eu confesso que ainda não tenho opinião formada sobre o novo produto para clareamento caseiro, pois não conheço. Mas pretendo conhecer e escrever um post em breve sobre isso. O que eu acho mais interessante é o esforço dessas empresas em criar produtos que “dispensam” o dentista, ao mesmo tempo que querem que a população acredite que estamos sempre de acordo com tudo o que eles lançam no mercado…

  13. Amei essa parte… “É como dar um banho no Cascão e descobrir que ele não era tão ~~bronzeado~~ quanto se achava”…
    Sempre falo para os meus pacientes isso, q a longo prazo essas pastas chegam a fazer mal para os dentes e tecido gengival.
    Ana, e existem tbem as pastas azuis, bem azuis que coram momentaneamente a gengiva e ao olharmos no espelho da uma impressão dos dentes estarem mais brancos…

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista