Bochechos: 5 Razões para Não Utilizá-los Sem Indicação

Ontem tivemos uma introdução com relação aos bochechos. Hoje, veja as razões pelas quais não utilizá-los sem a indicação do seu cirurgião-dentista:

Podem causar o desequilíbrio da ecologia bucal

Da mesma forma que há uma flora intestinal, há uma flora bucal. Por increça que parível, a maioria das bactérias da nossa boca são benéficas, ou não causam mal se não forem perturbadas. Algumas bactérias protegem a nossa boca de outros tipos de infecções, inclusive contra protozoários, ou fungos que estão no ar, águas e alimentos. E podem ter certeza, infecções fúngicas são muito mais preocupantes e difíceis de serem tratadas que a maioria das infecções bacterianas. As bactérias da nossa flora bucal são também responsáveis pelo auxílio da digestão ao quebrarem algumas proteínas e açúcares.Cada pessoa possui centenas de diferentes espécies de bactérias na boca que vivem em equilíbrio. Porém esse equilíbrio pode ser quebrado caso cresçam demais.”E quando isso acontece???”

Quando você deixa de escovar e usar o fio dental, homem de Deus! Ou, ainda, pode ocorrer o desequilíbrio com o uso de antibióticos e bochechos em exagero.

Podem mascarar a principal causa de um mau hálito

Os bochechos são muitas das vezes utilizados para melhorar o hálito e dar aquela sensação de beijo ardente, aquele frescor de higiene e limpeza. O problema que quando alguém tem mau hálito, não adianta fazer bochecho. É a mesma coisa de não tomar banho e usar perfume! Talvez pior… e saiba que problema de mau hálito não é doença, mas algumas vezes é causado por doenças que nem sempre doem.

Álcool pra quê, me diga?!

O álcool que se utiliza na maioria dos produtos chega até a 12%, com exceção do produto X que deixou de indicar a quantidade de álcool no rótulo para não assustar, pois varia de 21 a 27%. Muitas pessoas pensam que justamente por ser forte, mata mais bactérias. O álcool a 12% ou 27% não mata bactérias, mas é suficiente para desidratar as células epiteliais e causar a sensação de ardência e frescor prolongada. Coloque álcool 20% na pele e vai sentir um frescorzinho causado pelo ressecamento da pele. Algumas empresas sabem que algumas pessoas precisam disso para terem a (falsa) sensação de limpeza e estimulam-nas a se acostumarem desde jovem com essa (falsa) sensação, a ponto de não acreditar mais que a boca está limpa de verdade após “apenas” o uso de fio dental e escovação. Álcool precisa ter valores acima de 50-60% de álcool para matar bactérias.”Então aqueles 20% de álcool não servem para matar os germes maus da boca?

Aaahhh… Que pena… Entaumm, num servem, nãummmm!

Inclusive se a pessoa tiver acabado de fazer um piercing na língua e usar o produto X, ao ressecar as células, atrasará a cicatrização.

E mais um alerta: alguns estudos lá fora e no Brasil demonstraram um maior risco de câncer bucal em pessoas que fazem uso contínuo de bochechos com álcool. Provado, não está, mas se já há fortes indícios com estatística… Eu não arrisco a minha boca! Nem dos meus pacientes…

Unidos venceremos

Imaginem um vaso sanitário. Imaginaram? É comum pensar em um banheiro limpinho. Vou ser estraga-prazeres e vamos pensar que esse vaso sanitário, ficou alguns dias sem ver limpeza. hmmmm.. 🙂 Sabe aquela crostinha? Mas o quê que isso tem a ver com boca?!! Bom, tudo isso que se formou, como um LODO é chamado, pelos biólogos, de biofilme – uma película viva de micro-organismos que se unem e juntam forças. Os dentistas e biólogos descobriram que esses biofilmes são iguaizinhos em estrutura, apesar de espécies diferentes da placa bacteriana nos dentes e língua. E daí?Bom vamos começar a limpar tudo então pra acabar com essa bagunça! Primeiro jogue todos os detergentes que você conhece no vaso. Depois , sem usar aquele esfregão, dê a descarga no vaso. Repita quantas vezes quiser. Veja se limpou. Não limpou, né? Você acha que esses produtos que vão na nossa boca são mais ou menos fortes do que esses que vocês vão jogar para limpar o vaso?

Agora sem produto nenhum, passe um esfregão uma única vez por dia e dê descarga. O que vai acontecer? Limpo novamente! Tudo limpo de novo! Incrível, não?! Os biofilmes são 1000x mais fortes a antibióticos que bactérias livres, não unidas em biofilmes e só podem ser removidos mecanicamente. Quer fazer um teste em sua boca? Melhor não… 😉

Seja responsável! Pense no verde e no amanhã!

Onde você pensa que vão parar todos esses produtos que você cospe no dia a dia? Boa parte nos rios, lagos, mar. Imagine se todo mundo usa uma pasta com antimicrobiano, um bochecho com antimicrobiano… é o velho exemplo do uso racional do antibiótico. E qual dos dois é mais utilizado no dia a dia? Antibióticos, ou bochechos? E a questão da resistência bacteriana? O triclosan, principal produto antimicrobiano do Colgate 12 e de alguns bochechos não é biodegradável e já foi encontrado em peixes de lagos da Inglaterra e Suíça e começam a ser encontradas bactérias resistentes ao triclosan.

Veja também: Bochechos: Quanto mais forte, melhor! Verdade ou mito?

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Higiene Bucal

Marcadores:

21 comentários

    1. Exato! Em resumo é isso, apenas passei os porquês. E quando se diz que a maioria NÃO precisa de enxaguantes bucais, é maioria MESMO! 🙂

    1. Bruno, a superfície da língua pode variar muito de pessoa para pessoa. Esses furinhos são na língua toda? Doem? Se sim e se não (respectivamente), provavelmente é apenas uma característica pessoal sua, sem problema algum. Mas se quiser tirar a dúvida, procure um dentista pra avaliar clinicamente.

  1. Bochechos com água oxigenada vol. 10… ok?? Só mais uma coisa… Achei bem esclarecedor o post, já tava pensando em comprar um antisséptico pra usar juntamente com a água oxigenada. Pq te contar viu, o gosto ruim que fica na boca com a oxi é terrível!!

    1. Sara, a água oxigenada não é própria para bochechos, ela pode causar descamação de mucosa e outros problemas. Em casos muito específicos ela poderia até ser útil (em infecções por bactérias anaeróbias, por exemplo), mas não como bochecho e muito menos de forma contínua. Não há nenhum benefício direto (diminuição de cáries, gengivite, etc.) nesse tipo de conduta.

  2. E o site é aberto para questionamentos, portanto o texto não está “terminado”… Truncado eu acredito que sim, pois tento não ultrapassar e não gosto de dar certezas sobre coisas que eu mesmo questiono. O texto é para que as pessoas pensem, critiquem, busquem ir além. Com isso eu fico satisfeito no meu texto. Vc tá certo no teu sentimento de que “falta mais”, meu tipo de texto e a forma que eu sempre escrevi textos informativos foi com esse objetivo.
    Não quero me comparar (pelo amor de Deus!), pois não sou escritor, mas Machado de Assis tem uma forma completamente diferente de escrita da Clarice Lispector, do Mario Quintana, Fernando Veríssimo e até o Paulo Coelho. Vc tem que entrar no mundo individual deles para entendê-los… Mas apenas como forma de fazer uma certa analogia. Até hj ninguém sabe se Bentinho foi traído pelo seu amigo no livro Dom Casmurro, e esse é um dos melhores textos do Machado de Assis, não que os outros não sejam “loureáveis”… Tem gente que fica com raiva do livro, pois não fica sabendo se houve ou não traição, mas tem gente que quer ir além e estuda cada palavra do Machado de Assis. Cada texto é de um jeito… Em cada momento uma pessoa – que não é um robô – vai escrever de formas diferentes, pois está passando por algum sentimento específico naquele momento, é um ser humano que escreve… A escrita só vai expressar uma parte do sentimento do autor, por mais que tente ser racional, imparcial. Se restam dúvidas no meu texto, ótimo, eu tenho muitas dúvidas que vão muito, mas muito além do que eu escrevi. Por isso tomo cuidado ao falar se causa ou não câncer, por exemplo, pois não foi comprovado, há indícios… Prefiro não arriscar/brincar de vamos lavar toda a boca com meus pacientes…

  3. Caro Sérgio Braga da Cruz, na faculdade q vc estuda tem aula de como ser mau humorado tbm? BRIN-CA-DEI-RA!

    Não se sinta ofendido com meu comentário, primeiro pq não foi dirigido a vc, pois não percebi q o texto era seu, achei q a Ana Lindona q postava todos. Segundo q são criticas construtivas sim. Vc acha legal se propor a ler um exto supostamente informativo e quando chega ao final ficar mais confuso do q antes?! Acredite, não estou nenhum pouco duvidando da sua capacidade escrita, odontológica ou qualquer outra, tanto é q, se não percebi q o texto era de outra pessoa e achei q era da Ana Lindona, com certeza está bem escrito, pois a Ana é escritora. Só q o texto está meio truncado, pelo menos na minha opinião. Se acha q alguém vai vir aqui decifar o q está escrito. Seja sempre claro e objetivo. Isso não é um conselho, é apenas um comentário insignificane meu. Vc escreve q existem motivos para não usar so antissépticos, isso pressupõe q existem os motivos para se usar, mas não lista esses, no final das contas quem lê pra saber se deve usar ou não, fica a ver navios? Ou seja, vc le o texto e não aprende nada. Entendeu? Assuma sua posição, essa de “procure seu dentista” é subterfúgio para não querer explicar o q não se sabe.

    Mas tenho CERTEZA q não foi esse o caso. Enfim, como tenho CERTEZA da sua inteligência provada por A + B no seu comentário, acho q já entendeu td.

    Um grande abraço! Tudo de bom! Sucesso!

    Obs1: Se trabalha com a Ana Lindona tenho certeza q é boa pessoa e talentoso.

    Obs2: o bj q mandei para Ana no final do texto não me deixa mentir q o tom da minha mensagem foi de crítica construtiva de um “sem noção” qualquer da net.

    1. Nico,
      Vc tem que entender o seguinte:

      1 – existem sim várias indicações para os bochechos, mas é individual, realmente muito individual. Existem várias doenças, inclusive imunológicas, que “simulam” uma gengivite comum.

      2 – A crítica seria muito maior se fossem postados comentários sobre algo que exatamente a gente gostaria que fosse controlado e que ninguém usasse de forma irresponsável, sem uma avaliação prévia, como é o caso de bochechos.

      3 – É irresponsabilidade total das empresas de bochechos implicar em estimular os bochechos ao invés do uso do fio dental. Muita irresponsabilidade, mesmo.:/ Vai muito além do que vc colocou de câncer (que pode haver ou não ligação, não tá certo e confirmado) e de resistência bacteriana que vc tb citou. Eu não tenho modos de explicar em um site “não-científico” coisas que alunos de Odontologia às vezes penam para estudar e compreender da relação microbiota bucal(flora bucal)-imunologia específica do indivíduo. É extremamente complexo e só poderia passar para alunos de pós-graduação. Sem uma base boa, fica complicado, não de dificuldade, mas em objetivo e espaço de um post de um site não-científico. Ninguém aqui leria…

      4 – As pessoas, assim como no cigarro, não precisam saber como ocorre o erro de transcrição genômica, principalmente no locus p43 do cromossomo tal, para levar a um neoplasma maligno causado pelo tabagismo. Elas tem que saber o que o cigarro causa se houver abuso. Ponto! Da mesma forma, tem que saber o que o antisséptico bucal causa de problemas, pois o que ele ajuda as propagandas já falam além da verdade, exageradamente… Tem que ter uma contra-força contra a publicidade que só fala bem dos antissépticos. Assim como antigamente as propagandas só falavam bem do cigarro exageradamente…

      5 – Coisas que as pessoas podem comprar, realizar em casa, tem sido sempre orientado. Coisas que NÃO FAZEM MAL a não ser que o indivíduo enfiasse a escova goela abaixo… :D. Agora o bochecho, não é pra fazer NUNCA sem orientação! Simples assim.

      6 – Acho legal que fique com mais dúvidas, COM CERTEZA! pois é isso que alguns bons textos devem gerar na cabeça das pessoas. E colocar mais perguntas é mais que válido para enriquecer a dúvida INDIVIDUAL. Se eu termino uma aula e nenhum aluno pergunta, eu me sinto péssimo! E isso é comum a todos os professores!

      7 – É normal ficar cheio de dúvidas e não cheio de certezas na ciência, quanto mais lemos mais dúvida se deve ter, isso é de quem pensa. Quem não pensa e lê um texto elaborado e não questiona, não tem opinião própria, não tem base de estudo. Se vc ficou com dúvidas, ótimo! Eu consegui pelo menos com um aqui dentro! Quero ser questionado, quero ser estimulado a pensar. Mas ficar decepcionado por estar com dúvidas e criticar apenas atrapalha. Se vc jogar mais perguntas, ótimo! Daí é responder de acordo com o desenvolvimento de idéias de cada um… Ótimo, vc é um indivíduo que pensa…

      8 – E procure um dentista, neste caso (cada caso deve ser visto com critérios específicos) é válido, sim! Em alguns casos protocolos de uso de algo, funcionam… Mas não pra antissépticos bucais. E quem estudasse o tanto que eu estudei sobre isso, teria medo de usar, medo, mesmo!

      9 – Não pára no meu estudo, em minha vivência clínica (clinico muito!) já peguei muitos indivíduos que fazem bochechos diários e estão perdendo os dentes e tenho certeza, com base no meu conhecimento, que o bochecho contribuiu para a perda dos dentes!!! E não é só por conta da resistência bacteriana!!! Por isso, não gaste dinheiro com bochechos, gaste com uma escova nova e fio dental. É um CRIME o que as empresas fazem de propaganda.

      10 – E no dia que vc ler algum post irresponsável na internet, para indivíduos leigos, não-médicos, não-dentistas, de como tomar um antibiótico sem avaliação médica/odontológica, critique como vc criticou esse post, porém de uma forma construtiva… E não diga: “Nossa vcs tiraram todas as minhas dúvidas! Não tenho mais dúvidas!” Apenas pessoas com muito baixo nível educacional e de falta total de bom-senso diriam isso.

      Abraços!

      Cordialmente,

      Sérgio Braga da Cruz

  4. Esse post é bastante oportuno, mas faltou dizer o principal: como se deve usar os antissépticos bucais? Ah, já sei! Procure dentista! Dã!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Ana lindona, se vc não for orientar as pessoas aqui e se propuser apenas a postar informações truncadas, qual o sentido desse site? Fazer as pessoas procurarem um dentista?! Tá, é só isso q vc pode fazer?! Tenha equilíbrio, oriente aquilo q for possível sem haver necessidade de a pessoa dirigir-se até um dentista. Tenha em mente uma coisa: a pessoa só vai procurar um dentista SE TIVER DINHEIRO? Não se esqueça q a maioria das pessoa são pobres, vc é uma felizarda q não teve esse azar.

    Mas voltando ao assunto, sempre pensei exatamente a mesma coisa. Não pode fazer bem usar esses antissépticos diariamente, várias vezes ao dia. Aprendemos na escola q existem microrganismos, bactérias, etc bons e ruins e q entre eles deve prevalecer um equilíbrio, como em tudo. E que quando se combate esses microrganismos ocorre uma seleção dos mais fortes q sofreram mutações, resistentes aos gentes q os combatem. Nessa linha de pensamento, alguém q faz uso exagerado de antissépticos acaba por fortalecer tais organismos maléficos na flora bucal. Por isso eu evito usar todos os dias esses enxaguantes e tbm evito os q possuam álcool na fórmula, pois além de serem incômodos ao arder, tbm constam tais evidências q eles podem ocasionar câncer.

    Mas o estímulo q tanto a mídia como os fabricantes fazem para as pessoas usarem várias vezes ao dia é muito grande. O governo permite a venda indistinta e os dentistas quase nada informam (eis aqui uma “exceção”). Cada vez q vou ao dentista e preciso restaurar algum dente, mais me deixo convencer q é melhor usar antisséptico a cada minuto, pois mesmo com todo cuidado as cáries se formam na nossa boca! E fica esse jogo do “diz q me disse” e ngm sabe o q fazer. Dentistas! Assumam uma posição de macho – ou fêmea – e com coragem e certeza digam : DEVE-SE OU NÃO USAR?! COM QUQAL FREQUÊNCIA! Enfim, tomem vergonha, ou façam direito ou não atrapalhem! Não fiquem bagunçando o meio de campo não! Exemplo: “5 motivos para não usar enxaguante”. E quais são os motivos para usar?

    JÁ SEI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    PROCURE UM DENTISTA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Pronto, aprendi tudo…….uso ou não uso?!?!?!?!??!?!?!?!

    Bj Ana.

    1. Nico, primeiramente: este texto não é meu. É do Dr. Sérgio Braga da Cruz, periodontista e colaborador do blog.

      “Segundamente”: ninguém tá embolando o meio de campo… a mensagem é muito clara: não se deve usar enxaguantes bucais sem a indicação expressa de um dentista! Eu, por exemplo, não uso enxaguante bucal NUNCA. Escova de dentes e fio dental são mais do que suficientes pra quem sabe escovar os dentes e faz isso sempre. Ou seja, a posição é essa: NÃO USE ENXAGUANTE BUCAL SE O SEU DENTISTA NÃO TIVER ORIENTADO VOCÊ A FAZER ISSO. Nunca, com nenhuma frequência… não interessa o que diz no comercial da TV e que tenha um ~~dentista~~ lá falando bobagem. Enxaguantes bucais, embora vendidos como produtos de higiene pessoal, são medicamentos… e medicamentos só devem ser usados se a pessoa tiver alguma enfermidade, certo? Em Odontologia, as indicações de uso geralmente estão ligadas a problemas gengivais ou periodontais, ou após extrações dentárias. Mas, mesmo nesses casos, são tipos específicos de enxaguantes, à base de clorexidina (geralmente).

      Beijo.

    2. Olá, Nico!
      Primeiramente, é sempre cordial manter o respeito. Não vale apelar! 😉

      2º – a tentativa aqui é explicar que não se deve utilizar bochechos DE FORMA ALGUMA SEM ORIENTAÇÃO E SEM ESTAR SOB OBSERVAÇÃO DE UM DENTISTA. Fora isso em nossa democracia, o risco é de “livre escolha” e do direito da pessoa “sob orientação das propagandas”!!!

      3º – na tua pergunta de como se deve utilizar se a pessoa precisar, eu nunca na minha vida de 9 anos de dentista ouvi alguém falar: “Mas eu preciso utilizar um bochecho, preciso pagar um bochecho, pois não tenho dinheiro para ir a um dentista!” Isso é no mínimo redículo… E cômico! 🙂 Mas é justamente esse um comentário que sairia de uma pessoa que pensasse desta forma como vc colocou… Não tem base!:)))))

      4º – não precisa ter dinheiro para ir a um dentista, tem dentista no sistema público de saúde!!!!
      Daí vc falaria: “Mas não presta!” – Aqui o site não está para questionar problemas de administação pública, por enquanto não. É um problema em todo o Brasil, inclusive aqui em Brasília, onde o governo teima em não contratar periodontistas especialistas. Mas a culpa não é minha, uai! Eu tento, como cidadão, votar em bons políticos. Quem me dera se o governo me pagasse bem, como periodontista para eu fazer aquilo que eu gosto, num suficiente que me dê uma vida digna para eu me dedicar e me aprimorar, pois os livros de odontologia são caros, os cursos são caros… Vou fazer um curso de cirurgia por 6 meses no ano que vem e estou me preparando para desembolsar R$ 10.000,00. Vou me endividar, mas eu quero ser o melhor!

      5º – fiz meu doutorado em Microbiologia e Imunologia pela Unicamp e pelo Grupo de Pesquisa em Ecologia Bucal da Universidade Laval no Canadá. Hj sou o único microbiologista bucal de Brasília. Não foi fácil! Ganhei bolsa do governo a partir de um projeto que eu escrevi. Lutei muito, engoli muito sapo, vários fracassos, quantas noites eu passei e fui incomodado de madrugada com o guardinha da faculdade lá no Canadá me perguntando o que eu estava fazendo, e eu respondia com sorriso: “Trabalhando, assim como o senhor…”. Eu tenho a minha opinião sobre o uso de colutórios antissépticos bucais e para as tuas perguntas “DEVE-SE OU NÃO USAR?! COM QUQAL FREQUÊNCIA!” [sic], pode ter certeza, dou aula em faculdade nas disciplinas de Periodontia I, II e Clínica Integrada e passo essa informação aos meus alunos. Eu luto, luto mesmo!, para melhorar a Odontologia, da forma dentro de meus limites. Eu não vou passar por cima da opinião de alguns dentistas, eu não vou mudar o mundo e livrar o mundo das cáries e das doenças periodontais.
      Quem for dentista que deve saber e avisar aos pacientes se devem utilizar, ou não. Na minha “humilde” opinião (É irônico, pois de humildade não tem nada mesmo, pois confio muito nos meus conhecimentos e passo para quem é meu aluno, humildade apenas em saber que um dia posso mudar de opinião, com discussões de muito bom nível) algumas pessoas precisam e outras não precisam e isso deve ser visto INDIVIDUALMENTE, pois não há um “indivíduo” igual ao outro. E um cirurgião-dentista que estuda deve saber, a partir de um exame, o perfil de cada um e se deve utilizar e com qual frequência.

      Por fim e não menos importante, a Dra. Ana é uma dentista que todos aqui sabem que estuda muito e se dedica na profissão e neste blog que já ajudou várias pessoas e não é, de longe, uma pessoa “sem noção” e compartilho muitas opiniões dela e concordo 100% com o que ela respondeu para o teu “post” e depois de tanta falta de educação tua daqui neste post, em específico (e não em outros, de forma alguma), eu a admiro pela sua luta, persistência e tolerância. Não é rasgação de seda, ou puxação de saco só pq ela é minha chefe :), pois todo mundo que luta e tenta melhorar um pouquinho que seja este mundo, merece toda a nossa admiração e respeito. Ninguém tá aqui para enrolar…

      E pior, se tivéssemos colocado como utilizar e quem deve utilizar teríamos tido mais críticas de outros dentistas por impor protocolos e receitas de bolo para indivíduos que não temos a menor noção de seus problemas bucais. Por isso fica a orientação do site: SÓ UTILIZE SOB ORIENTAÇÃO DE UM DENTISTA. E se não tiver dinheiro e não teve a “sorte” que nós que tivemos para não sermos pobres (detalhe não sou rico e não vivo de luxo. Tenho uns poucos prazeres e trabalho muito) Deve-se comprar, ou não? Fica a dica: Não gaste o dinheiro que não tem com bochechos, reserve para escovas novas e fio dental, SEMPRE!

      E se não tem dinheiro, fica a minha pergunta a ser respondida: “Que diabos alguém estaria fazendo em uma LAN-HOUSE, lendo o Medo de Dentista ao invés de procurar emprego e trabalhar?” 😀

      Desculpe se fui rude e irônico, mas, por favor, tenha mais paciência para escrever da próxima vez… Ninguém aqui quer enrolar ninguém e crítica construtiva não foi isso que vc escreveu, pois não me acrescentou nada de conhecimento e opinião, só me deu tempo perdido, mas como sou o responsável pelo post e abracei a causa de escrevê-lo (quem pariu Mateus que o embale), tenho que perder tempo respondendo “posts” com pouco respeito, infelizmente, (pelo menos estou de férias da faculdade :D) e se ficou alguma dúvida, apenas perguntar direto ao ponto teria sido o suficiente…

      Já vi outros posts teus, não fique nervoso com dentistas, há muita gente boa e gente má neste mundo dentro de qualquer profissão. E tenha mais paciência, não só com a Dra. Ana Paula, por sua beleza, inteligência etc. Tenha mais paciência com a vida…

      Abraços!
      Cordialmente,
      Sérgio Braga da Cruz.

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Sergio Eduardo

Cirurgião-Dentista. Graduado pela Foplac – Brasília – DF, mestre e especialista em Periodontia pela UnG – Guarulhos – SP, doutor em Microbiologia Oral pela Unicamp - SP e especialista em Implantodontia pela Unesp – Araraquara – SP. Atualmente trabalha em Consultório Particular e atua como Professor na Área de Periodontia na Faciplac - DF.