Quantas sessões demora um tratamento de canal?

As pessoas têm o costume de comparar tratamentos odontológicos, isso desde sempre. Uma das perguntas que sempre recebo aqui é: quantas sessões dura um tratamento de canal? Muita gente acha estranho ter que ir 2, 3, 4 vezes ao dentista pra tratar o canal de um dente sendo que a vizinha foi uma vez só. Faz sentido a curiosidade! Então… o que é que muda? Muda o paciente, muda o dente, muda a dificuldade, muda o motivo e as condições do tratamento. Ah, o “preço” também muda. 😉

Só pra relembrar (já que esse assunto é recorrente aqui no blog): o que é tratar o canal de um dente? Você lê sobre isso com detalhes aqui, mas em resumo:

1. Abrir o dente (trabalho que a própria cárie provavelmente já começou);
2. Retirar a polpa (o “nervo” do dente, ou o que sobrou dele), morta ou moribunda;
3. Limpar o interior do dente;
4. Preencher os canais do dente com um material que impeça a entrada e proliferação de bactérias.

Pois bem. Em algumas situações é possível tratar o canal de um dente em sessão única. Quando o “nervo” do dente está inflamado de forma irreversível mas ainda não morreu, os dentistas chamam o tratamento de biopulpectomia e, biopulpectomias quase sempre podem ser feitas numa consulta só. Já quando o “nervo” está inflamado de forma irreversível, tanto que  já morreu, o nome dado ao procedimento é necropulpectomia, e necropulpectomias precisam de mais de uma sessão pra serem realizadas. Isso é necessário porque a contaminação por bactérias dentro do dente morto é muito maior do que dentro do dente “quase morto”, e entre uma sessão e outra o dentista coloca uma medicação dentro do dente pra controlar a infecção. Essa infecção às vezes forma uma “bolsinha” na ponta da raiz do dente (cisto ou granuloma periapical), e é bem comum que o dentista troque essa medicação várias vezes, visando que a “bolsinha” desapareça (o que significa o controle da infecção). E várias trocas de medicação representam várias visitas ao consultório do dentista… por isso a demora.

Molar com 6 canais... esse não dá pra tratar numa sessão só!
Molar com 6 canais… esse não dá pra tratar numa sessão só!

Ah! Também não dá pra terminar o tratamento de canal (o passo 4 que eu citei acima) se o paciente estiver com muita dor ou com uma fístula ativa, aquela bolinha na gengiva de onde sai pus. Outro fator importante e que pode levar à demora na finalização do tratamento é a presença de canais curvos e/ou atrésicos (estreitos) ou calcificados… quanto mais difícil é o procedimento, mais sessões ele demora. O tratamento endodôntico de um dente anterior (um incisivo central, por exemplo), com um canal só, costuma ser mais tranquilo; já o tratamento endodôntico de um molar com 4 ou 5 canais certamente será mais trabalhoso e demorado.

Enfim… tudo o que descrevi acima são condições gerais. Na verdade, quem decide quantas sessões serão necessárias pra terminar um tratamento de canal é o seu dentista / endodontista, com base no exame clínico, em exames de imagem e na resposta do organismo do paciente ao tratamento. Confie nele.

E não esqueça: depois de tratar o canal é preciso restaurar o dente! Não demore, senão…

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Endodontia

Marcadores:

900 comentários

  1. Oi Ana, fiz um canal tem 3 dias hj, minha dentista passou nimesulida para eu tomar durante três dias, e disse que eu voltaria lá com 15 dias. 15 dias é muito tempo? Eu n sinto dor ao certo, mas sim um incomodo quando vou comer ou até mesmo as vezes quando vou falar, isso é normal? O dente do canal incomoda ao morder alguma coisa, parece que está maior que os outros dentes. Me sinto com o dente estranho, com isso ocasiona uma agonia nos dentes.

    1. Isabelly, sua dentista é quem indica o tempo necessário para a próxima consulta. Sem problema. Esse incômodo que você sente provavelmente é da resolução do processo inflamatório, que leva um tempinho, mesmo. Se você sente o dente “alto”, pode ser uma pericementite, a aí fazer uma pequeno ajuste / desgaste e eliminar o contato prematuro com o dente oposto pode resolver o problema. Converse com a sua dentista.

  2. Dra. Ana, comecei o tratamento de canal tem um mês e já fiz 3 sessões, na primeira comecei com ele doendo muito, a dentista passou nimesulida e antibiótico e tratou o dente, voltei e ainda o dente estava dolorido e percebi que tinha tipo um carocinho na gengiva no fim da raiz, ela deixou aberto para ver se saía a infecção e deixou 5 dias assim e voltei com ele ainda dolorido, e ela aplicou outro remédio e disse que já tomei uma bomba de remédio e daqui a 15 dias ligar, sendo que ontem fui chupar um geladinho e doeu muito mais, e ainda doi, mandei MSG para ela, ela disse que não era para doer pq não tem mais nervo e voltar lá. Oq aconteceu? Estou com medo de não ter combatido a infecção e ter ficado mais grave pq ainda está doendo e parece ter inchado novamente. Isso pode acontecer em dente tratado? Ela disse que já me deu uma bomba de remédios, se tiver infectado tem dano? E ela não pode me dar mais remédio? Estou meio que desesperada por conta de uns artigos que li na internet. Me ajude!

    1. Bianca, se não ficou nenhum canal sem tratamento (e essa é só uma hipótese, porque às vezes existem canais acessórios no dente que o dentista não consegue encontrar durante a instrumentação), provavelmente a dor que você sente é periodontal, ou seja, nos tecidos em volta do dente (que ainda estão se curando), e não no canal em si. Nesse caso, a dor é passageira. A dor com gelado realmente é inusitada, não faz sentido num dente com canal tratado… portanto, talvez, a dor nem seja nesse dente, mas no do lado ou no antagonista (o dente correspondente no arco oposto). Converse com sua dentista.

  3. Estou com um problema, ha 2 anos fiz um tratamento de canal e o cirurgiao disse que talvez em alguns anos teria que refazer, pois o meu dente estava com bacterias e elas nao estavam morrendo com a medicação… depois de varias tentativas, reaplicando o remedio, ele fechou.

    Agora estou sentindo um odor estranho, e acho que esta vindo daquele dente com o canal…

    1. Procure seu dentista pra reavaliar, Guto. Talvez não seja nada com o canal, mas alguma falta de adaptação da restauração.

  4. Boa Noite!

    Fui ao dentista para fazer uma geral e ela descobriu uma cárie no primeiro molar. Mas ela desconfiou que teria que fazer canal. Fez um raio x e achou que talvez não precisasse. Abriu, limpou o dente da cárie e fez um teste com frio que doeu muito. Assim ela disse que dava para fazer a restauração (descobri que obturação mudou de nome esse dia) e fez. Ela disse que o dente iria ficar mais sensível ao frio e ao calor (o que foi verdade) porque ficou muito profunda a restauração, muito perto do nervo… parede fina separando ambos (acho que foi isso).

    Só que passado um mês eu estou sentindo uma dorzinha incomoda sempre que termino uma refeição, a dor ameniza e acaba sumindo depois que eu escovo o dente. Mas mesmo assim fico ressabiada.

    Principalmente porque eu sei, pelo que li aqui, que se eu esperar ficar “trash” para fazer o canal pode ser pior. A questão é, devo ir em outro dentista ou acha que devo voltar nela? Vou fazer uma viagem longa ano que vem que ficarei mais de três meses fora. Se eu tiver que fazer canal teria que começar agora para poder terminar antes da viagem.

    Obrigada!

    1. Luciana, se a dor não é espontânea, não deve ser preciso tratar canal. Eu acho que você não precisa se preocupar, por enquanto. Questão de acompanhar junto à sua dentista.

  5. Oi Dra, eu estou fazendo um canal no dente 36 (acho que é isso mesmo), na primeira sessão doeu, mas o dentista aplicou mts vezes a anestesia e finalmente parou de doer durante o processo, estava com pus. Hoje fiz a segunda sessão e doeu demais mesmo! Ele aplicou a anestesia algumas vezes e nada de pegar, chegou a aplicar dentro do dente, senti dores absurdas! E segundo ele ainda tinha um pouco de pus. Meu deste está dolorido e ele receitou um remédio pra mim, estou com dúvidas pois nunca havia feito esse tipo de tratamento no dente.
    É normal doer tanto assim na segunda sessão e a anestesia não pegar? Pq doeu tanto assim? E por fim, vai doer assim na 3 sessão? Estou mt apreensiva, e espero que vc me ajude esclarecendo minhas dúvidas, desde já muito obrigada!

    1. Sabrina, se a gengiva estiver muito inflamada, é. Na próxima sessão a inflamação infecção já deve estar controlada, e aí a anestesia vai “pegar” sem maiores problemas.

    2. Olá Dentista, essa dor que estou tendo no Dente (aquele que eu te falei outro dia), eu queria saber que tipo de tratamento tenho que fazer?

  6. Olá, vou precisar fazer canal no último molar inferior esquerdo, porém está infeccionado, estou tomando antibiótico e está ficando mais inchado, inclusive embaixo da língua, e tmb estou sentindo muita dor mesmo tomando analgésicos, como eu sei q a inflação está controlada pra fazer canal? (estou tomando remédio há 4 dias).

    Obrigado !!

  7. Boa tarde, dra.
    Tenho 24 anos, em menos de 2 anos ja fiz dois canais e hoje comecei o terceiro, mas não tenho cárie, apenas da uma bolha na gengiva acima do dente, no primeiro dente que fiz o canal desde os meus 12 anos ja dava essa bolha de pus, mas logo desaparecia. Gostaria de saber o porquê, já que não é cárie. O meu dentista já tem mais de 30 anos de profissão, ele cobra $290,00 o canal, gostaria de saber se ta na faixa de preço, ou ele cobra muito barato, ja q vejo gente falando que pagou até $1500 em um canal. Muito obg, desde ja agradeço. Parabens pelo seu trabalho. São os meu dentes incisivos.

    1. Sabrina, o dentista tem liberdade pra fazer seus próprios honorários, ou seja, ele pode cobrar o quanto quiser. Eu, particularmente, achei que ele cobra pouco, considerando que já tem 30 anos de profissão. Mas depende da realidade aí da sua região e de outros fatores, também. Quando aparece essa “bolha” de pus na gengiva, quando tem a ver com o canal, é sinal de que o “nervo” do dente necrosou, então tem que tratar canal, mesmo. O motivo nem sempre é uma cárie, como você mesmo pode comprovar, mas não há como dizer exatamente qual é sem um exame mais detalhado… pode ter sido uma “batida”, o habito de ranger os dentes, consequência de um problema gengival… depende. Talvez nunca se saiba o motivo, mas isso não muda o fato de que o canal tem que ser tratado.

  8. Olá Dra. Ana. Estou muito preocupado com meu tratamento de canal – que comecei há umas duas semanas. Hoje fiz outra sessão (a terceira), e a minha dentista esperava que fosse conseguir enfim remover o nervo. Contudo ainda sinto dores terríveis no processo. Na primeira sessão ela abriu o dente mas não conseguiu fazer nada por conta da inflamação (doía até com jato de ar). Então receitou amoxicilina por uma semana e disse que na próxima sessão – teoricamente sem inflamação por conta da amoxicilina – ela conseguiria já fazer o processo de remoção do nervo e polpa. Não deu de novo. Muita dor!
    Foi trocado o remédio (penetração desinfetante) e marcamos pra hoje. Porém, hoje, foi a mesma novela: dor – não tanto quanto da outra vez, mas ainda doendo – , principalmente quando ela cutucava com a lima dentro do dente.
    Ok, ela trocou o curativo e colocou um novo. Foi aí que me desesperei e passei a me preocupar com algo que nunca tive: medo de dentista!!!
    Nessa troca de curativo ela colocou outro remédio; mais potente. 15 minutos após sair da clínica, não aguentava a dor. Uma dor que nunca senti. Pra você ter uma ideia Dra., quase perdi os sentidos enquanto dirigia tamanha era a dor. Tive que deixar o carro e ir a pé porque meu corpo todo tremia e eu suava frio.
    Chegando lá, ela fez todo aquele procedimento de emergência e retirou a medicação (a nova, mais potente) e imediatamente a dor cessou. Ela então medicou novamente com o mesmo remédio da primeira sessão. Não senti dor desde então. Ela me disse que tudo isso é porque o dente está vivo (nervo, polpa, etc), e enquanto o remédio não “matar” a raiz as dores serão inevitáveis…
    Dra. eu gostaria de saber em quanto tempo esse bendito dente morre!!
    [Estou começando a desenvolver – depois da última sessão – um certo medo]

    Grato, Dra.

    Abraço

    Paulo

    1. Já devia ter “morrido”, Paulo… na verdade a dor pode nem ser do “nervo”, mas lá na pontinha da raiz, no periodonto (em volta da raiz do dente). Nesses casos de dor persistente ÀS VEZES o problema é um canal acessório que o dentista não tenha encontrado, por exemplo. Acontece. Enfim… é preciso avaliar e ver o que está acontecendo.

  9. Oii Doutora, gostaria só de agradecer, pois até ha uns 3 meses atrás eu tinha medo de ir ao dentista, passei aqui no blog e li muita coisa, seus posts me ajudaram muito a vencer esse medo. Fui fazer o orçamento em dois lugares diferentes e quando acabava de fazer tinha uma lista enorme de procedimentos, chega chorei muito, tremi, fiquei apavorada, mas marquei a primeira consulta e já fiz limpeza, várias restaurações, agora estou no meio do tratamento de canal, falta 3 sessões para terminar. Vi que não é nada que eu achava que era, tudo super simples, sem dor nenhuma (quase nenhuma rs) fiquei apavorada a toa! Estou com um pouco de medo do canal, pois o dentista ainda irá tirar a polpa, tem gente que diz que essa parte dói!

    1. Que bom pode ajudar, Camila! Não se preocupe, o tratamento de canal não dói, é tudo feito sob anestesia local. O que ocorre é que tem gente que espera “morrer” de dor pra só então procurar o dentista, e aí não dá pra fazer milagre… se o dentista “mexe”, acaba doendo. Mas a causa da dor não é o tratamento de canal em si, e sim a inflamação e a infecção. Fique tranquila e confie no seu dentista. 🙂

      1. Já fiz mais uma sessão, doeu um pouco só na hora de retirar as polpas, mesmo, mas foi bem suportável e depois passava, será pq mesmo com 2 anestesias ainda senti algo, será que tava com infecção, então? Mas após passar a anestesia não sinto nada, nem parece que fiz algo nesse dente! Obrigada! 🙂

    2. Oi Dra. Estou em tratamento dentário, desde julho.
      Tive q fazer o tratamento de canal do molar com 3 raizes. É a 3ª vez q a dentista mexe no dente e ainda não terminou.
      Desde a primeira vez, quando termina a anestesia doi muito !!! Sexta feira mexeu novamente no dente, tirou uma radiografia com a lima dentro do dente. Ela disse que eu não ia mais sentir dor, mas que não ia terminar naquele dia. Pois eu passei sexta, sábado e domingo com muita dor. Estou a base de deocil e ibuprofeno, hoje melhorou, mas parece que… obrigada por me ajudar

      1. Maria Alice, o esperado é que você não sentisse mais dor. Mas não dá pra garantir, nosso organismo às vezes não se comporta como planejamos. Sua dor provavelmente é do processo inflamatório, não significa, necessariamente, algum problema com o tratamento.

  10. Doutora, o que é canal calcificado? Que fiz um primeiro canal com um dentista e depois de uns 6 meses começou a doer, então fui em outro e pelo raio x ele disse que o tratamento não foi realizado completamente porque um canal pode estar calcificado. Ele disse que tem que abrir o dente pra ver e retratar o canal.
    Isso é perigoso?
    Se estiver calcificado ele vai conseguir retratar?
    Muito obrigada!

    1. Jessika, é como se o canal estivesse “entupido”. O dentista não consegue passar com a lima pra instrumentar o canal, limpá-lo, dar formato e obturá-lo. Não é algo perigoso, mas pode impedir que seja feito o retratamento (afinal, já impediu o primeiro tratamento). Seria interessante a avaliação de um dentista especialista em Endodontia.

      1. Ele me disse que vai tentar retratar o canal, mas, como é retratamento, disse que talvez daqui a um tempo o dente pode voltar a ter problemas de novo.
        O que você acha? Eu retrato de novo ou extraio e coloco um implante?
        Muito obrigada!

        1. Depende. Você está com dor? O dente será restaurado como? De forma direta, com bloco ou pino / coroa? Se não houver dor e não precisar de bloco ou coroa, eu acho que vale a pena tentar retratar.

  11. Boa noite, doutora.
    Fiz um tratamento de canal hoje no antepenultimo dente de baixo, e a doutora fez em 1 hora, é normal ser concluido só em uma sessão? Posso tomar uma cerveja hoje ainda?

  12. Olá, comecei um tratamento de canal na segunda dia 07 e o dentista disse que na próxima consulta já estaria encerrado, marquei para esta quarta 09. Porém tive um imprevisto e não pude comparecer, ao ligar para a clinica para remarcar a consulta o mesmo me informa que se o canal não fosse terminado hoje, ele teria que recomeçar do inicio o tratamento. Já fiz tratamento de canal com esse mesmo profissional e ele realizava o procedimento uma vez por semana. Gostaria de saber se procede essa informação. Se será necessário começar do zero.

    1. Liliane, não tenho como opinar sem mais detalhes técnicos… talvez seu dentista tenha usado alguma medicação intracanal específica… não sei dizer.

  13. Fiz uma cirurgia do siso ha duas semanas, a recuperação foi boa, porém tive problema de canal no segundo molar. Como cheguei reclamando de dores o dentista abriu o meu dente e disse que será preciso tratar, e pôs um remédio e tampou com alguma resina. Isso foi dois dias atrás e continua doendo, e a minha consulta é só daqui três semanas, o que eu faço ?

    1. Cícero, se não der pra tratar o canal antes, procure seu dentista pra, pelo menos trocar o curativo. Isso deve aliviar a dor,

      1. Olá Dentista, estou com dor de dente, mas eu olhei e não tem cárie nenhuma. E eu queria saber o que causa essas dores?

        1. Marcus, não é só olhando que se verifica se há cárie ou não, até porque você não foi treinado – suponho – pra esse tipo de diagnóstico. Existem cáries que se formam entre os dentes e nem são visíveis, apenas detectáveis por radiografia, por exemplo. Mas mesmo dentes sem cárie podem doer, e nem sempre por razão conhecida. Sensibilidade dentinária, pulpite, etc.. Procure um dentista pra avaliar.

          1. Quais casos? Cáries subclínicas? Sensibilidade dentinária? Cada caso é um caso. Por isso que a primeira coisa a se fazer é procurar um dentista pra diagnosticar o problema. A partir daí, ele(a) vai indicar o tratamento adequado, baseado no diagnóstico.

    2. Vou ter que fazer um “Tratamento de Canal”, vai ser no ultimo dente de cima do lado direito, e eu queria saber o que significa esses números que eles põem no dente (Dente 16, dente 46, etc…).

  14. Bom dia. Fiz uma operação de cizo e foi descoberta uma super cárie no segundo molar. Fui ao médico duas semanas depois pois estava com muita dor, aí ele abriu o dente e tirou um pouco da cárie e colocou um remédio, e disse pra mim que será preciso canal. Porém mesmo com a medicação que ele colocou e tampou ainda dói e só passa se eu tomar remédio para dor. Pergunto é normal isso, já que a próxima consulta será daqui a 3 semanas ?

    1. Cícero, considerando que há necessidade de tratar o canal e ele ainda não foi tratado, a dor é um sintoma esperado. Assim que der, faça o tratamento de canal.

  15. Boa tarde!
    Minha dentista não está conseguindo enfiar a lima (agulha) no canal, já é a segunda vez que vou ao consultório e o canal não é aberto.

  16. Boa noite:

    Estou desolada.

    Fui fazer o canal de um molar inferior e depois que passou a anestesia nem água posso tomar.

    Segundo a dentista já foi extraído 80% do nervo.

    Pq doi tanto?

    1. Marcia, provavelmente porque ainda há 20% do “nervo”. A dor só deve ser controlada quanto o tratamento de canal for concluído… antes disso, entre sessões pode haver dor. Nesse caso, a troca do curativo deve aliviar.

  17. Bom dia… quebrei um dente, o superior de numero 16, e segundo meu dentista terei que fazer o retratamento de canal. Quantas sessoes serão necessárias, e qual o custo aproximado do tratamento ??

    1. Luis, essas são perguntas que só o seu dentista, que avaliou você, pode responder com alguma exatidão. O tratamento de canal de um molar pode levar 1, 2, 3, 4 sessões… depende do caso. O custo depende das condições do dente, da dificuldade, etc.. Só avaliando pra dizer.

  18. Ola Doutora, tudo bem? E porque eu tenho que fazer um canal no dente da frente, estou com muito medo, pois na raiz do dente tem uma bolinha vermelha. Mas Gracas a Deus não doi. Gostaria de saber se vai doer, e de quantas sessões precisa… Muito Obrigada!

    1. Se não dói agora, não vejo razão pra doer durante o tratamento, Kassia. O número de sessões depende do caso, como explico no texto. 1, 2, 3…

  19. Eu estou no meio de vários procedimentos (troca de restauração, obturação nova e 1 canal) e começamos pelo canal. Mas já deu problema.
    Foi constatado que tanto lixou o tal canal apical que no meio dele teve uma perfuração.
    O dentista terminou bem rápido o procedimento, que estava mesmo no final, e tratou de fechar tudo bem rápido. Aí vieram as explicações. Fechou rápido para evitar contaminação. Mas a tal perfuração lateral não é boa coisa e pode ter condenado o dente, ou seja, mesmo se eu não ganhar uma inflamação eu poderia perder este dente nos próximos anos e ter que fazer um implante.
    Aí vem a minha pergunta, é uma dúvida que eu tenho sobre meus diretos, ou o que é eticamente correto e o que o meio profissional de dentistas já reconheceria que tem que ser assim. Eu iniciei esse tratamento, que aliás estou pagando parcelado, e já na primeira etapa deu esse problema (é um choque pra mim, começo tratando um canal e termino no dia seguinte ouvindo que teve uma perfuração e que posso perder o dente!). Então pergunto. Eu tenho que continuar pagando o canal? Nem comecei as outras coisas, nem a mexer nem a pagar, só pagando o canal. Mas dado isso que aconteceu, eu tenho que pagar o restante? Existe uma ética, alguma regra já vista como normal, uma política sobre estes assuntos no meio profissional dos dentistas ou não?

    1. Breno, na minha opinião, se o canal não vai ser mais tratado, não há razão pra pra pagar o tratamento. Mas se o dente vai ser extraído e o espaço reabilitado, haverá outros custos. Converse com o seu dentista e combinem como será feito daqui pra frente, já que as condições do tratamento mudaram.

    2. Olá Dra. Ana. Obrigada por ser tão generosa e nos doar seu tempo. Deus te abençoe! Fiz uma restauração no dente 16 há 3 meses e ele ficou com uma sensibilidade imensa ao frio e fiquei sentindo um incomodo na gengiva. Voltei ao dentista que resolveu tratar o canal, embora não tivesse nenhum sinal físico ou radiografico que indicasse claramente essa necessidade. Já faz 6 dias que fiz a primeira sessão do canal e a recuperação tem sido boa. Mas o incomodo na gengiva continua igual. Lendo seu blog, fiquei desconfiada de uma possivel inflamação do cemento. Nesse caso, qual o tratamento?

      1. Pode ser uma pericementite sim, Fabiana. O tratamento está na remoção da causa… e aí é preciso avaliar. Por exemplo, seu dente pode estar com um contato prematuro (tocando no arco oposto antes dos demais demais), e isso causa dor. Um ajuste (desgaste) aliviaria o contato e, em tese, resolveria. Converse com o seu dentista.

        E obrigada. Amém. 🙂

  20. Olá Dra. Ana!
    Acabei de fazer a primeira seção de 2 do canal o chamada “acesso”. Não estou sentido dor alguma, mas a dentista passou um anti-inflamatório a cada 8h, sendo que amanhã tenho um evento pra participar e gostaria de saber se posso ingerir bebida alcoólica ? Meu retorno ficou para 3 dias apos essa sessão.

  21. Olá Dra, fiz a primeira sessão do canal no dia 25/07/16 e até hoje eles falam que meu dente não está pronto, no caso a coroa, colocaram curativo, provisório e sempre quebra, cai, estou usando dente provisório mas está solto e fica caindo na boca toda hora até conversando. Qual o tempo maximo de espera da coroa ficar pronta? Pq desde julho, q iniciei o tratamento, fiz a moldura e até hoje nada.

    1. Lidiane, a fase laboratorial da confecção de uma coroa não leva tanto tempo assim… leva uma semana ou duas. Qual a justificativa do seu dentista para a demora? Pergunto: os intervalos entre as suas consultas são grandes? É convênio? Se não, a coroa está paga?

  22. Bom dia, Dra.

    Perdi uma obturação antiga e demorei a ir no dentista, o resultado é que precisei fazer tratamento de canal. Iniciei há 1 mês o tratamento, fizemos 3 sessões bem trabalhosas (os canais do dente eram muito estreitos). Na 3 sessão ele (o dentista) colocou umas hastes (não sei se é a palavra mais correta para descrever aqueles espinhos enormes) para preencher os canais e fechou com curativo, pois tive uma perda considerável da coroa do dente e ele optou por usar uma protese nessa coroa. Bem, o problema é que agora o dente passou a doer quando bate liquido gelado, quente e até mesmo se fico de boca aberta e entra vento. O dente tratado é um dos molares superiores. Vou retornar em alguns dias ao dentista, mas to com medo de ter que retratar o canal ou que tenha dado algum problema maior, pq a dor só começou depois desta última sessão, até a segunda sessão eu tinha alguma sensibilidade, mas não chegava a doer como agora. Quando mordo, aperto ou pressiono o dente não sinto nada. Mas dói bastante quando há mudança de temperatura. Poderia me ajudar?

    Agradeço, seu trabalho aqui no site é lindo.

    1. Maria, os “espinhos” são cones de guta-percha, que é o material que, no tratamento de canal, preenche os canais e os veda. Não faz muito sentido a sensibilidade que você descreve, não num dente com o canal tratado. Isso me faz desconfiar que a sensibilidade esteja irradiando de outro dente próximo (o do lado ou o de baixo, por exemplo). Procure seu dentista pra reavaliar e relate esses sintomas.

      1. Só pra dar um feedback…

        Voltei ao dentista e relatei os sintomas. Após alguns testes térmicos, ele decidiu mexer em um dos canais do dente e, segundo ele, realmente havia algum resquício de “vida” ou uma raiz auxiliar. Ele utilizou alguma substância química da qual não lembro o nome, mas brincou falando que era um “veneno”. No momento ardeu um pouco e ficou dolorido, pois esse processo foi feito sem anestesia. Fazem 8 dias desse procedimento e a sensibilidade com as temperaturas e a dor passou completamente. Acho que finalmente o dente morreu!

        Obrigada!!

          1. Não sei se tudo foi resolvido…

            O dentista enfiou uma broca gigante no canal do dente e mesmo assim ainda senti dor. Ele alega que é a raiz acessória, pois usou 4 tamanhos de lima na limpeza do canal e tecnicamente não deveria ter nenhum resíduo de “nervo”. Decidiu que não iria colocar um pino para colocação da coroa, pois tem receio que essa raiz possa dar problema no futuro e o pino tornaria o canal inacessível. Aplicou um MTA neste canal e me mandou ficar 2 semanas em casa com apenas um curativo para ver como o dente respondia. Eu não sinto dor nenhuma, nada de sensibilidade. Se tudo der certo, na perspectiva dele, colocaremos a coroa parcial sem o pino, fazendo com que o canal fique acessível se eventualmente der problema.

            Esse é o procedimento mesmo nesse caso? Agora fiquei insegura e com medo de ter de extrair o dente.

  23. Fiz tratamento de canal no meu molar inferior ontem e já saí do consultório com uma dor de cabeça absurda. O dentista me deu uma medicação sublingual que logo aliviou. Porém, quando passou o efeito da anestesia, quase morri de tanta dor de dente. Tomei dipirona, ibuprofeno e até comprei o remédio que ele havia me dado no consultorio (Deocil), mas nada fazia efeito. Hoje, sexta feira, meu rosto está bem inchado, a intensidade da dor diminuiu (ainda doi) e eu não consigo falar com o dentista. O que eu achei estranho foi ele ter feito tudo num dia só e não ter passado nenhum anti-inflamatório, nem remédio pra dor. Eram três canais a serem feitos e, segundo ele, fez todos. O que devo fazer?

    1. Priscilla, procure seu dentista pra reavaliar. É preciso determinar a causa do inchaço pra propor algum tratamento ou medicação.

  24. Olá, doutora Ana!
    Em primeiro lugar gostaria de parabenizá-la pela boa vontade, paciência e profissionalismo com que trata a nós todos nesse espaço. Fica evidente sua vocação!
    Eu tenho dentes em bom estado mas o nascimento dos sisos os tirou do lugar, o que me fez procurar um profissional para a colocação de aparelho ortodôntico. Nas radiografias apareceu a necessidade de fazer canal no “elemento 15”. Não sinto dor nesse dente, mas também não mastigo no lado da boca em que ele fica, pois desde que me entendo por gente só mastigo com o lado esquerdo da arcada, não sei explicar a razão.
    Segundo o endodontista a cárie é grande, próxima à gengiva. Perguntei a ele sobre o tratamento e ele me disse que em uma hora o procedimento seria feito. Duas amigas que ja passaram por tratamento de canal disseram que demorava mais e era muito dolorido, então pergunto à senhora: é mesmo possível realizar esse procedimento em 1 hora? Os relatos aqui nos comentários a respeito da “anestesia no nervo” são casos isolados ou essa anestesia dolorida é parte do tratamento? Estava tranquila quanto ao procedimento mas agora fiquei um pouco assustada. Não vou deixar de fazê-lo mas gostaria de estar preparada psicologicamente para o mesmo.
    Agradeço desde já por sua atenção.
    Abraços!

    1. Raquel, é possível, sim. O tempo de tratamento varia muito com as condições do dente. A anestesia intrapulpar é uma exceção, pelo seu relato não vejo qualquer motivo pra ela ser usada. Pode ficar tranquila.

    1. Doutora, comecei um canal tem duas semanas, vou lá ela limpa e coloca uma massinha provisória, mas estou com muitaaaaa dor e já foram 4 limpezas! O que devo fazer?

      1. Priscila, e você está tomando algum analgésico? Porque o dente pode doer, realmente, entre as sessões do tratamento de canal.

        1. Ola dra. Ana, chamo Douglas, meu dente quebrou um pedacinho, ha um ano estou com curativo, ele não doi, fui no dentista ele fez o raio x e falou que vou precisar fazer canal, realmente e necessário ?

          1. Douglas, se o dentista diz que sim, não tenho razão pra duvidar. A ausência de dor não evita o tratamento de canal quando há indicação.

  25. Boa tarde Dra. Ana, tudo bem?

    Alguns meses atrás meu segundo molar quebrou, mas não doía. Fui na minha dentista de costume e ela me encaminhou para fazer o canal e fez um curativo. Porém como viajei a trabalho não consegui fazer o tratamento.

    Alguns dias atrás o meu dente começou a doer e na hora a contatei, vou passar em retorno na próxima semana. Acho que o curativo deve ter caído e por isso deve estar dolorido. Minha garganta também está dolorida no mesmo lado que o dente, pode ter algo relacionado?

    Por se tratar do segundo molar e estar bem dolorido, precisarei passar por muitas sessões para realizar o canal?

    1. Sim Camila, a dor de gargante pode ter a ver com esse dente, dependendo da inflamação / infecção presente. Geralmente o tratamento de canal de um molar leva de 2 a 3 sessões, mas depende do caso.

  26. Olá doutora, terça fiz tratamento de canal e correu tudo bem, não senti NADA, nem sequer a anestesia, só ouvia os sons, mas nem dor nem sensibilidade. Agora estou com uma massa provisória e vou colocar na proxima semana a definitiva… Por norma, costuma doer esse procedimento, ou é tranquilo também? Não sinto dor, sensibilidade e não está inchado…
    Obrigada.
    Marta

        1. Depende do tamanho (e dificuldade) da restauração, mas geralmente uma restauração direta é feita em mais ou menos meia hora.

  27. Doutora, pode me tirar uma duvida? Estou com muito medo, realizei a primeira sessão do canal na semana passada, ele abriu o dente, deu anestesia no nervo (a parte que mais senti dor) e ficou enfiando e tirando umas agulhinhas, saiu um pouquinho de sangue no final, ai ele jogou agua dentro sugou e fechou, e disse pra voltar pra proxima sessão semana que vem, que sera mais tranquilo, mas o que ele quis dizer com mais tranquilo ? Se ele enfiou essas agulhinhas ja retirou o nervo ? O meu medo é ter que tomar anestesia dentro do dente de novo, acha que sera preciso ? Nem dormi a noite de preocupação. Doeu muito muito.

    1. Natalia, é muito improvável que seja necessária anestesia intrapulpar, pode ficar tranquila. O “nervo” certamente já foi removido, sim.

  28. Olá! Fiz hoje a minha primeira sessão de canal e notei que a gengiva ao redor do dente tratado está roxa, além de sentir um leve incomodo na região. Isso é normal ou devo retornar ao dentista antes da próxima sessão? Grato!

    1. Bruno, se foi usado isolamento absoluto pode ser “normal”, por causa do grampo. Em princípio, não há necessidade de procurar seu dentista antes.

  29. Olá Dra. Ana, comecei um tratamento de canal dia 02/08, desde então tenho trocado o curativo a cada 3 dias. Há duas semanas atras o dentista disse que o dente já estava bom e que iria obturar e terminar o serviço, mas no dia marcado ele enfiou a agulha no canal e eu passei a sentir dor, e desde então o dente está sensível, isso é normal? Desde já obrigado por sua atenção.

    1. Pode ser “normal” sim, Marco… por causa do processo inflamatório. O dente pode incomodar um pouco por alguns dias mesmo depois do canal tratado.

  30. Boa tarde, Dra. Vou fazer um canal sexta-feira, o dente 15, ele esta com um curativo, não doi como doia, mas de vez em quando fica latejando, to morrendo de medo q a anestesia não pegue, o q a senhora acha Dra.? Vou fazer canal no 36 tbm, to com tanto medo de não pegar anestesia. Agradeço! Desde já.

  31. Olá, doutora… que tipo de sedativos há que possam ser administrados em pacientes asmáticos e que tenham crises GRAVES de ansiedade no dentista? Isto porque tratamento de canal pode demorar algum tempo… Os preços costumam ser muito elevados, certo? E já agora, afinal o que faz a sedação? Mais forte que um calmante mas não suficiente para deixar uma pessoa inconsciente? E funciona realmente, ou esse sedativos podem não surtir efeito?
    Obrigado,
    Pedro

    1. Pedro, se a asma não for severa, é possível, até, fazer analgesia inalatória com óxido nitroso (gás). Há a sedação oral e a endovenosa, também. A pessoa sedada não fica inconsciente, apenas mais tranquila e relaxada. Via de regra o sedativo funciona direitinho.

  32. Olá, doutora
    Fiz tratamento de canal, mas apenas a instrumentação, e vou esta semana fazer a obturação dos canais… Gostaria de saber quanto tempo deverá demorar, em média, tratando-se de um molar, e se por norma costuma ser tão chato como a parte da instrumentação ou se é mais “tranquilo”. Obrigado pela atenção.

    Daniel

    1. Daniel, a obturação costuma ser mais rápida… talvez meia hora ou 40 minutos. Não sei o que você chama de “chato”… algum incômodo? O tempo de sessão? Tédio mesmo? 😉

      1. Olá doutora, com chato queria dizer mesmo incômodo/dor… tédio se sente sempre, ainda por cima 40 minutos, nossa 🙂 Obrigado pela simpatia.

  33. Bom, ola doutora Ana…
    Meu nome é Ana, eu queria saber uma coisa, eu estou morrendo de medo pois faz 18 anos que não vou a um dentista, e vou agora dia 29/08/16, o motivo é que eu tenho pavor a dentista, pois quando eu tinha 8 anos eu fui fazer uma obturação em um dente e simplesmente foi um terror, pois eu senti dores terriveis, minha boca começou a inchar de uma maneira que chegou a um palmo, minha boca ficou verde, não comia e nem dormia, passei 5 dias tomando medicamentos mas não adiantou, ai minha mãe não teve outra escolha senão me levar ao mesmo dentista, a unica solução foi arrancar sem anestesia sem nada, ai sofri demais, dai em diante não fui mais, e agora meus dentes estão muito estragados, horrivel, pra sorrir eu coloco a mão na frente, eu mal como, tenho nojo, não beijo e sou infeliz, nesse caso me ajude, o que faço pra não ter medo no dia? Mais um coisa, os dentes da frente não estão inflamados, será que eu posso fazer dois canais e restaurar no mesmo dia? Pois estou prestes a me casar e não sei o que faco. Desculpe qualquer coisa pelo livro que eu escrevi, e que Deus lhe abençoe por esse trabalho lindo que vc tem.

    1. Ana, tenha em mente o seguinte: você é uma pessoa adulta e nenhum dentista vai encostar em você sem a sua permissão, quanto mais atendê-la sem anestesia. Então, vá tranquila, não há qualquer motivo pra você sentir dor durante o atendimento. Infelizmente não é possível fazer 2 canais e 1 restauração no mesmo dia, os canais são procedimentos mais longos e, quase nunca,é possível terminá-los em sessão única. Mas no seu caso acho até melhor que seja assim, faça um tratamento de cada vez, com calma, sem atropelos. Converse com o dentista, explique pra ele que você tem medo, que por isso não vai ao dentista há tanto tempo. Estou certa de que ele vai poder ajudar você a enfrentar isso.

  34. Olá doutora,
    Vou fazer tratamento de canal próxima 4a e estou em PÂNICO mesmo… tenho pesadelos, enjoos, dores de estomago, choro do nada… não por causa do dente porque nao doi nem sinto muita sensibilidade, mas porque nao paro de pensar na possibilidade de a anestesia nao pegar, sentir tudo… ou então a anestesia falhar no meio e eu sentindo tudo, estou aterrorizada… Esse dente, um molar superior, já havia sido tratado por outro dentista que supostamente me tinha feito canal, mas foi horrivel, pior experiencia de minha vida, pelo que nao consegui voltar a esse dentista, até que caiu um pedaço do dente / massa e entao fui noutro dentista que gostei bastante, afável, amigável, cuidadoso, simpático… e disse que o dente nao foi tratado… como é possivel? Eu ouvi as duas brocas, uma fina, uma grossa, levei anestesia umas 3 vezes, estive quase uma hora deitada, com cheiro a queimado, no fim… tive de ir la uma segunda vez e não foi tratado??? Oh meu Deus, aquilo que cheirava a queimado pode me queimar a gengiva ou o labio se o doutor se enganar… não! Preciso de anestesia geral, não vou aguentar…
    Desculpe o tamanho do texto, doutora… votos de uma feliz continuação.
    Agradecida
    Eliane

    1. Eliane, creio que o tratamento não foi concluído no outro dentista. Ele deve ter feito a instrumentação, mas os canais não foram obturados (suponho). Não vejo razão pra anestesia não “pegar” durante o tratamento… se você não sente dor agora, por que sentiria durante o procedimento? A ausência de dor agora já é sinal de que não há inflamação que faça você correr o risco de não ser bem anestesiada. Mas uma possibilidade é o atendimento com sedação, via oral, com “gás” (óxido nitroso)… converse com o seu dentista sobre essa possibilidade.

      1. Obrigada doutora! Eu tenho asma, poderá haver problema e não ser possível tomar o sedativo? E o medicamento que tomo para asma pode ter influência na anestesia? Colocarei estas questões a meu dentista mas se puder dar a sua opinião… Ah já agora, não sinto dor nenhuma, mas as vezes acho que a gengiva está inchada, mas acho que é psicológico porque normalmente sinto isso quando penso muito no canal que vou fazer 4a. Abraço e obrigada.

        1. Eliane, em caso de sedação com óxido nitroso, a asma pode ser um fator impeditivo, sim. Mas pra outras formas de sedação, não. É preciso ver qual a medicação que você toma pra considerar as interações medicamentosas mas, via de regra, não há problema algum quanto à anestesia. Procure ficar calma, vai dar tudo certo. 🙂

  35. Fiz canal em 1 dia e no 2 dia ele ia fazer e retirou a massinha e terminou o canal, mas nao quis me dar anestesia, disse que nao precisava, mas nao aguentei sem anestesia, e ele ficou indignado, a minha pergunta é: pode dar anestesia pra melhorar o meu desconforto ou vou ficar sem terminar o meu canal ?

    1. Olá Dr. Ana! Vou fazer tratamento de canal na próxima semana… Mas tenho pavor de ver sangue. Sai sangue durante tratamento de canal? Obrigada pela atençao!

  36. Boa tarde. Estou tratando canal do penúltimo dente inferior lado esquerdo. Fiz a primeira sessão na semana passada. Entre a primeira sessão e a segunda (que foi anteontem) eu senti um pouco dor, porém esta semana, após a segunda sessão, está doendo mais que na semana passada. Não consigo fechar a boca e nem mastigar. Isso é normal? Obrigada pela atenção.

      1. Ok, obrigada. Ainda com dor. Vou para a terceira sessão na segunda feira. Obrigada mais uma vez por disponibilizar o seu tempo. Parabéns pelo voluntariado!

  37. Olá Ana. Parabéns pelo blog!
    Fiz um canal hoje e a dentista me disse que na próxima sessão já vai fazer a restauração, minha mãe que fez um canal que demorou três sessões, ficou indignada, e me deixou preocupadíssima. Mas quando li o seu artigo explicando isso, fiquei aliviada, cada caso um caso. Obrigada pelas dicas!
    Agora tenho uma dúvida, o meu segundo molar, está trincado, segundo a dentista, terei que extrair, porém, eu uso aparelho, isso vai causar mudanças no meu tratamento? Pode atrapalhar? Pois o último bracket está justamente nesse dente “trincado”.

    1. Deise, sim, cada caso é um caso. 🙂 Quanto à extração, depende do plano de tratamento. Talvez não interfira de forma direta e seja apenas necessário fazer uma prótese (implante, por exemplo) e manter o tratamento como está.

  38. Bom dia! Fiz um canal hoje, e a dentista falou que terminamos daqui a 7 dias. Mas depois que passou o efeito da anestesia estou com uma dor muito forte, ao fechar a boca e encostar um dente no outro, dói. Não consegui nem jantar, tomei apenas um caldo. Estou desesperada, por favor doutora, o que devo fazer? Dói muito mesmo.
    Ela não prescreveu nada, mas estou tomando por conta Paracetamol 750mg que é a única coisa que eu costumo tomar para dor, por ser lactante, mas o remédio não surtiu efeito nenhum.
    Devo voltar no consultório dela para reavaliarmos, ou é normal? Lembrando que não é incômodo, é dor mesmo.
    Obrigada!

    1. Sim, Roseane. Procure sua dentista pra reavaliar. Ela vai prescrever um analgésico mais adequado. A dor pode ser apenas do processo inflamatório que ainda está se resolvendo, mas talvez o dente esteja “alto”, o que causa dor pelo contato prematuro com o dente oposto.

  39. Boa noite, doutora. Eu comecei a desvitalizar um dente (último molar antes do ciso do lado direito), a minha primeira sessão foi há duas semanas. Então a dentista disse-me que teria de fazer mais duas sessões, perfazendo um total de três sessões. A minha dúvida é: qual o tempo máximo que posso esperar até à próxima sessão? É que estou fora da cidade e não me dava jeito voltar agora. Muito obrigada pela sua atenção.
    Cumprimentos,
    Catarina

    1. Catarina, não há um limite… mas, se por exemplo, o paciente leva meses pra retornar, muitas vezes é necessário começar o tratamento do zero novamente. Aconselho que você resolva isso o mais rápido que der… digamos, que não haja mais que 1 mês entre as sessões.

  40. Doutora, há 1 mês terminei um canal no penúltimo dente, nas duas primeiras semanas ele doía toda vez que encostava nele, a dentista lixou o dente e baixou o curativo várias vezes. Agora o dente ja não dói mais quando encosto nele, porém a gengiva embaixo dele dói e quando faço movimento de sugar (por exemplo, chupar bala ou sujar a saliva) dói bastante dentro do dente, as vezes ele dói sem motivo algum por dentro. A dentista disse que o canal está okay, perguntei se não era preciso outro raio x para ver como estava, mas ela disse que não, pois já havia tirado quando terminou esse canal. Se está okay, o que pode estar causando essa dor?

  41. Bom dia,
    Vou explicar a minha situação, basicamente há 2 anos tive uma carie profunda (não atingiu o nervo) que foi tratada. Ao longo dos últimos dois meses o mesmo dente voltou a doer-me (sensível ao quente e frio, e mastigação alimentos duros) inicialmente pensei que fosse uma carie, no entanto constatou-se que não era, o dente estava em condições, a dor ao que parece deve-se ao facto de o restauro ter ficado perto do nervo.
    Inicialmente ela optou por substituir a massa colocada há 2 anos por uma temporária, como as dores/sensibilidade não passaram a minha médica optou hoje por me realizar um tratamento de canal, e afirma serem necessárias 3 sessões para a conclusão do mesmo, pelo que li no artigo este tipo de sessões tão alargado é utilizado quando existe uma infecção na polpa do dente, no entanto como a polpa não foi atingida por nada fico com algumas dúvidas acerca do tratamento a ser realizado… O que a doutora acha deste procedimento acha que foi o adequado ou poderia ter sido feita outra coisa?

    1. Fábio, nem sempre o número de sessões necessárias têm a ver com a presença de infecção. Alguns dentes demoram mais pra serem tratados porque são mais complicados, mesmo (tecnicamente falando). Se sua dentista acha necessário 3 sessões, ok. Se levar menos tempo que isso, ok também. 🙂

  42. Boa noite, meu dente chegou no nivel que nao aguento de dor. Mas como um tratamento ta caro to aguentando essa dor, mas ta chegando no nivel q nao durmo mais, como na ultima noite, to tomando ibuprofeno 600 mg e nao faz efeito algum… Qual medicamento para tirar a dor totalmente ate eu começar fazer o tratamento?

    1. Eduardo, eu gostaria muito de ajudar você e falar o nome de um medicamento “mágico” que resolvesse o seu problema… mas ele não existe. Cada organismo é diferente, o que resolve pra um paciente, não resolve para o outro. Ainda, dor é sintoma de um problema maior, não é o problema, em si. Enquanto a causa da dor não for removida, nada garante que você não sinta dor. Compreendo a questão financeira, mas isso não muda a situação: você precisa ir ao dentista. Quanto antes, menos dor e menos chance de alguma sequela.

  43. Comecei a fazer canal hoje, recebi 3 anestesias mas mesmo assim estava doendo, conseguiu chegar no canal e ver, depois colocou um medicamento e fez curativo, mas achei estranho tantas anestesias não fazerem efeito, tenho que voltar para continuar, será que vai doer do mesmo jeito?

    1. A chance de doer diminui bastante nas próximas sessões, Thalita. A inflamação vai diminuir com o remédio que foi colocado dentro do dente.

  44. Doutora, a dentista fez restauração no meu dente, ai ela disse se meu dente continuar doendo vai fazer canal, meu dente continua doendo 🙁 to morrendo de medo, quando fizer o canal doi?

    1. Naruto, a anestesia costuma garantir a ausência de dor. Eu só sugiro que você não espere o seu dente doer bastante pra procurar tratamento, porque aí a inflamação é grande e a anestesia pode ter dificuldade de funcionar. Mas fique tranquilo, tratamento de canal não foi feito pra fazer dente doer, mas pra acabar com a dor de dente.

  45. Olá doutora. Eu gosto imenso da minha dentista, mas queria ter uma segunda opinião: estou no processo de uma desvitalização que será feita em apenas duas sessões, sendo que me falta a segunda, e as duas sessões tiveram apenas um intervalo de 4 dias. Não será perigoso fazer o tratamento em tão pouco tempo e com tão pouco espaço entre sessões?
    Outra dúvida é em relação a o dente em questão estar a doer-me, principalmente quando mastigo ou lhe dou uma leve pancada com o dedo. Isto é normal ou será sinal que o tratamento não está a ser tão bem feito como deveria?
    Obrigada!

    1. Joana, vale a avaliação da sua dentista quanto ao intervalo entre as sessões. Em princípio problema nenhum. Ainda, é esperado algum incômodo entre as sessões do tratamento de canal, assim como alguns dias após a sua conclusão, pois o processo inflamatório ainda estará se resolvendo.

  46. Olá boa noite. Moro ha 10 anos em Piracicaba e desde que me mudei para cá nunca acertei com nenhum dentista. Há dois meses comecei a sentir dor de dente e procurei por dentistas especialistas aqui em Piracicaba, que afirmaram se tratar de canal, mas não gostei de nenhum dos dentistas que passei. Liguei para o meu dentista de Belo Horizonte no qual me trato desde criança e inclusive já fiz canal com ele. Ele disse que dá para fazer em 1 dia o canal. Eu teria que sair de Piracicaba, interior de SP para ficar apenas 1 semana em BH só para tratar desses dois canais. E ainda fazer a coroa de porcelana. Será que dá mesmo para fazer canal em 2 dentes e ainda colocar porcelana nos 2 em uma semana? Não tenho como ficar em BH mais tempo que isso. Obrigada.

    1. É um prazo apertado, Cynthia. Mas até dá. O grande problema não são os canais, mas as coroas. Se você for ao dentista todos os dias e o laboratório de prótese trabalhar rápido, é possível.

  47. Ola!! Ha duas semanas comecei a sentir dor, que ia e voltava dando a impressao de ser sensibilidade, pois doia mais qdo bebia agua, hje decidi ir no dentista, ele abriu uma obturaçao antiga, pois disse q ela estava meio solta, e constatou que é necessario o tratamento de canal… pensa numa ma noticia, ele nao tirou raio x nem nada, poderia ele estar equivocado qto ao tratamento? Tenho duvidas pois é uma clinica popular!!

    1. Samuel, ele até pode estar enganado… mas não pela falta da radiografia. Nem sempre é preciso radiografia pra se saber que um dente precisa de tratamento de canal, depende dos sintomas e do exame clínico.

      1. Ok, e quanto a questao do dente ficar mais escuro e fraco depois de fazer o tratamento? No que eu fiz, depois de um tempo ele se quebrou!!

        1. Não é o tratamento em si que escurece o dente, mas o fato do dente deixar de ser vital, e isso pode acontecer antes mesmo de se tratar o canal. Quanto ao dente ficar “fraco”, isso não acontece se ele for adequadamente restaurado. O que ocorre é que muitas vezes é feita a restauração direta em um dente que precisa de bloco ou coroa, e aí a estrutura não aguenta se a pessoa morde algo mais duro, por exemplo.

  48. Dra, Boa tarde!
    É verdade que o tratamento de canal dói tanto o quanto alguns dizem? Alguém poderia me ajudar sobre esse fato?

    1. Não é verdade, Jonathan. O que acontece é que muita gente deixa pra procurar o dentista quando o dente já está doendo demais, e aí, claro, quando o dentista “mexe”, dói mais ainda… não dá pra fazer “milagre”. Via de regra o tratamento de canal é muito tranquilo e a anestesia garante que o paciente não sinta absolutamente nada.

  49. Olá, eu comecei a fazer um tratamento de canal e já fui a três sessões, sendo dois canais, dessa ultima vez a dentista tinha deixado um curativo e pediu para eu voltar na semana seguinte, mas devido a falta de tempo só pude voltar três semanas depois, levei uma bronca e a dentista disse que meu dente poderia ter um final triste, ou seja, que eu poderia perder o dente e disse também q estava infeccionado e com pus, por isso eu estava sentindo dor quando ela esta rosqueando aqueles palitinhos q não sei o nome. Por isso disse que ainda não iria terminar o dente, então limpou e colocou novamente um curativo. Estranhei um pouco porque essas três semanas que não voltei ao consultório não tive nenhuma dor e fiquei surpresa quando disse que eu poderia perder o dente. Gostaria de saber se isso é possível ou se devo procurar uma segunda opinião.

    1. É possível sim, Aline. Tanto pela infecção, quanto pelo fato do dente, só com curativo, estar frágil e susceptível à fraturas.

  50. Estou realizando tratamento de canal, ja fui em três sessões, porém ainda quando como algo quente ou frio o meu dente doi, e também estou com um pouco de dor de ouvido do mesmo lado do dente que está sendo tratado. Isso é normal, ou tem algo de errado? Thiago

    1. Thiago, ou por coincidência você tem um problema no ouvido também, ou essa dor é irradiada do dente. Provavelmente – e dependendo de que dente é -, a segunda situação.

  51. Olá Dra. Gostei muito da matéria, mas estou um pouco aflita em fazer, tenho medo de doer. Bom, queria saber a duração em minutos por exemplo, 30 minutos, dura quanto tempo fazer uma sessão?

  52. Bom dia, doutora
    Bom, essa semana extraí um dente e fiz curetagem óssea também, só que minha dentista tentou salvar o dente de fazer canal, abriu colocou medicação e fechou, só que no segundo dia começou a doer, uma dor que nao para, o que devo fazer?

    1. Pois é, Anderson… ela tentou, talvez não tenha dado. É provável que seja preciso tratar o canal, mesmo. Procure sua dentista.

  53. Dra. Ana Tokus, sempre acompanho as perguntas dos pacientes e as suas respostas, tenho me baseado nas informações que leio em seu blog, me ajuda bastante e tenho certeza que há muitos pacientes como eu que precisam de profissionais que realmente amam o que fazem, amam pessoas, amam ajudar de alguma forma… amam a vida. Obrigado! Ps: Fiquei 14 anos sem conseguir ir ao odontologista, me decepcionava comigo mesmo por não ter foças e coragem pra passar por um tratamento dentário, graças dou a Deus e também a médicos maravilhosos como a Dra., eu consegui vencer esse medo que eu não podia ouvir falar em dentista que entrava em pânico, hj ja arranquei um siso muito defeituoso e comecei um tratamento de canal, ainda tenho mais 2 pra extrair e mais um canal, tudo bem devagar, mas consegui… cheguei la Dra., obrigado Deus pelos médicos verdadeiros e fiéis a vida humana !!!

      1. Dra., comecei um tratamento de canal hoje num molar e tava sentindo uma dor insuportável, acho que o dentista fez todos os canais em uma única sessão. Tô tomando analgésico, a dor diminuiu mas ainda incomoda muito, acho que não vou dormir essa noite. É normal fazer as sessões todas de uma vez?

  54. Bom dia Dra ! Tudo bem !? Então, fiz meu canal recentemente, foram umas 6 sessões, porem as vezes sinto um incômodo nesse dente, foi colocado um bloco em cima, mas n consigo comer nada por cima que dá uma fissura, tipo se eu passar o dente em cima ou ficar tipo mordendo parece que sinto lá dentro, sinto como se os pinos que foram colocados pressionassem a raiz causando desconforto, não é dor, mas incomoda bastante, o que pode ser ? Tem possibilidade do canal ter sido mal feito, foi tirado apenas um raio x ? Não sentia dor, mas quando ele enfiava aquelas limas e ficava rodando pra limpar eu sentia, até quando fechou eu ainda sentia, mas ele disse que tinha dado tudo certo, senti muita confiança nele, o que fazer nesse caso ? Obrigada desde já, abraços!

    1. Nathalia, é comum algum incômodo entre as sessões do tratamento de canal e até uns dias depois da conclusão do tratamento, afinal há um processo inflamatório se resolvendo. Acho que é questão de tempo, esse desconforto vai passar.

  55. Dra, estou com muita dor no dente que quebrei, estou no analgésico, o meu dentista falou que terei q fazer canal em dois dentes; ele dói muito dando pontada na cabeça e ouvido, parece que está dando reflexo em outros dentes, estou com medo de fazer canal pela dor, o q devo fazer ? Tenho muito medo de sentir a dor, ja que está com processo infeccioso; me diga algo, grato.

    1. Jhoatan, o tratamento de canal é justamente o que vai acabar com a sua dor. Se tem que tratar, sugiro que você faça isso o quanto antes. O dentista só vai “mexer” se der, se não der, antes ele vai medicar você adequadamente. Fique tranquilo.

  56. Dra, estou desesperado. No sábado apareceu um abscesso, no domingo fui à urgência. Me foi receitado amoxicilina por sete dias. Segunda fui à minha dentista, que infelizmente não endo, portanto o que ela fez: drenou o abscesso. Pediu que eu continuasse com o antibiótico pelo período, e me encaminhou para uma endo. Essa endo não tinha raio x, solicitou o raio x, que só pode ser realizado hoje (sex). E ainda disse mais, que poderia não ser canal, e sim um tratamento posterior a ele, que ela nao seria capaz de realizar se o laudo confirmasse. Minha consulta com ela é somente na quarta-feira (22), e meu antibiotico encerra domingo. A minha amigdala inflamou, e eu temo ser pela infestação bacteriana. A dor do dente se foi junto com pus drenado. Gostaria de saber:

    ‘1- devo continuar com o antibiótico além dos sete dias? Até a quarta, quando consulto com ela, no caso. Por favor, necessito desse parecer.

    ‘2- me indicaram água oxigenada volume 10 para enxaguar e evitar a infestação maior das amigdalas. Isso é relevante? Estou fazendo bochechos com água e sal, e enxaguante sem álcool.

    ‘3- Anti-inflamatórios devem ser usados? Nesse caso para a garganta? Eu usei ibuprofeno de sábado até ontem. Mas essa mesma pessoa que indicou água oxigenada disse ser periogoso continuar com o anti-inflamatório.

    Obrigado e fico no aguardo ansioso da resposta!

    1. Moises,

      1. Não, tome o antibiótico somente pelo tempo prescrito.

      2. Não vejo necessidade nem benefício em usar a água oxigenada. Ela é um antisséptico bucal bem ruim… basta o enxaguante.

      3. Da mesma forma, tome o anti-inflamatório só pelo tempo prescrito. Usar por mais tempo pode causar problemas, sim.

      1. Obrigado dra. A região do abscesso continua dura, voltei à urgência ontem, dentista perfurou sem sucesso. Minha consulta continua agendada pra quarta, teoricamente começo o canal nesse dia. Não sinto dor, só desconforto.

        1- É possível começar o tratamento? Ou esse inchaço vai impedir mais uma semana o tratamento?

        2- Estou uma semana sem malhar, posso retomar minhas atividades físicas?

        Obrigado novamente, nem acredito que fui respondido! Sou eternamente grato! Falo de Belém do Pará, saudações!

        1. Eu sempre respondo! 🙂

          1. Creio que sim, é possível que o abscesso comece a drenar com a abertura do dente, o que vai ajudar bastante a diminuir o inchaço.

          2. Em princípio, sim. Mas se sentir dor ou pulsação no rosto, vá com calma.

          1. Doutora, obrigado. O que eu estou passando é complicado. O laudo do meu raio X saiu, e estou vivendo uma verdadeira divergência de diagnósticos. Estou com muito medo de tudo isso, juro por Deus!

            O laudo foi:

            “b. Infraoculusão do 18

            c. Avaliar clinicamente a adaptação da interface dente/material restaurador no 16(M); Condutos radiculares tratados endodonticamente associado à presença de imagem radiolúcida apical sugestiva de persistência de lesão apical;

            d. padrão de estrutura óssea do tecido normal”

            Um endo disse que somente uma apicectomia seria necessária (já vi os vídeos e to morrendo de medo), porém o cirurgião maxibucal disse que é necessário o retratamento de canal associado à um complemento cirúrgico paraendodôntico. Não sei o que fazer e temo pelo pior. Dra, a senhora poderia olhar meu raio X e me dar um parecer clínico? Estou desesperado e preciso muito dessa ajuda. O endo disse que retratamento de canal ele não faz porque é quase impossível retirar os materiais dos canais. Não durmo tem uma semana, de tanto medo de tudo isso, por favor me ajude. Grato por todas as respostas já obtidas com você.

          2. Moises, não há divergência de diagnóstico, mas de plano de tratamento. Em se tratando de um problema de canal, minha tendência é concordar com o endodontista, afinal ele é especialista no assunto. Se o tratamento está aparentemente bem feito e for mais antigo (de alguns anos), e essa lesão que aparece for crônica, a apicectomia deve ser suficiente, mesmo.

  57. Olá doutora Ana! Primeiramente, gostaria de parabenizar-lhe pelo blog. É um acalento ao sofrimento que vivenciamos nos consultórios. Tinha uma obturação profunda no dente 26 superior. Ocorre que minha ortodontista, quando foi remover o aparelho fixo, acabou arrancando a peça inteira. Provavelmente, agora, terei que fazer, segundo ela, um canal, já que não há mais dentina para se fazer uma outra peça com todos os procedimentos (desgaste mecânico e ataque ácido). Estou em desespero, pois a última vez que fiz um canal, senti a pior dor do mundo (o dente estava com pulpite). Sei que isso é bem subjetivo, contudo, é minha opinião. Gostaria de saber se o procedimento com a polpa saudável doerá com a mesma intensidade.
    Em suma, o que dói mais?
    Canal com a polpa necrosada ou saudável?
    Obrigada, doutora Ana.

    1. Tatiana, se a polpa não dói agora, por que doeria no tratamento de canal? Pode ficar tranquila. Cada dente é uma história diferente.

  58. Dra., eu fiz o canal e a dentista colocou algum tipo de remedio no meu dente e falou que é para não inflamar, porém falou pra eu voltar em 1 mes pra trocar o remedio e eu continuo com o dente quebrado e não encontro nenhum lugar que faça a restauração. O que eu devo fazer ?

    1. Lohran, se é preciso trocar o remédio é porque o tratamento de canal não foi concluído, então não dá pra restaurar o dente, mesmo. Converse com a sua dentista.

      1. Ola doutora, fiz o canal hoje e minha dentista pos um curativo e disse pra eu voltar depois de 2 semanas, pois presiso de mais 3 sessoes para completar, o problema e que esse curativo da um certo incomodo, nao dor, mas e estranho, eu sei que nao posso tirar mas ele incomoda, tenho treze anos, e normal fazer canal na minha idade? E o que posso fazer para deixar esse incomodo?

        1. Gabriel, se a cárie chegou a atingir o “nervo” do dente (ou, por exemplo, houve uma fratura), costuma ser caso pra canal, independentemente da idade. O incômodo pode ser porque o curativo está “alto”, ou é só pelo processo inflamatório, mesmo. Pra garantir que o incômodo termine, só terminando o tratamento de canal.

  59. Dra., fiz um canal ontem e não consigo mastigar nada!! E continuo com bastante incômodos no dente e leve dor. E normal??

  60. Bom dia, Doutora.

    É normal sentir tanta dor numa primeira sessão de canal? Levei a anestesia mas a dor que senti era como se não tivesse levado. Meu molar havia 4 canais, a dor foi imensa que chorei de dor. É normal isso acontecer? Quantos dias mais ou menos após a 1 sessão p dar continuidade ao tratamento?

    1. Acontece, Rejane. Não é sempre, mas se a inflamação / infecção é grande, pode acontecer. Geralmente se agenda 1 sessão por semana. A tendência é as demais sessões serem bem mais tranquilas e a anestesia “dar conta”.

      1. Obrigada Doutora. Outra pergunta, costuma inchar um pouco o rosto e ficar arroxeado? É comum depois dessa primeira sessão o dente depois de dois dias doer e ficar sensível? Não pode bater nada que sinto dor.

    1. É possível, Jo. Não há qualquer vantagem para o dentista em demorar no tratamento… se está demorando é porque, pelas condições do dente (alguma secreção, dor, etc.), não dá pra concluir, mesmo.

  61. Oi dra, hem, fiz um canal ja tem 2 anos e não mexi mais, agora vou começar a fazer meu tratamento de novo, sera que vai ser preciso eu fazer novamente o canal?

  62. Boa noite Dra! Estou sentindo uma sensibilidade no penúltimo dente inferior quando tomo gelado, como doce ou mesmo mastigando algo mais duro, mas é uma dor que incomoda no momento e depois passa, lembrando que esse dente já possui restauração de resina. Como no momento estou morando em uma cidade muito pequena e não tem dentista, resolvi buscar na internet sobre o assunto, então gostaria de saber quanto tempo em média gasta para finalizar o tratamento de um canal e qual é o intervalo entre as sessões, pq preciso me programar para ir até outra cidade tratar esse problema. Desde já agradeço!

    1. Renata, isso varia de tratamento para tratamento, claro. Mas geralmente o tratamento de canal leva umas 2 ou 3 sessões, com intervalo de 1 semana entre elas. Depende do estado do seu dente e da agenda do seu dentista. Mas não estou tão certa, pelo seu relato, que será necessário tratamento de canal… talvez seja só o caso de trocar a restauração, o que pode ser feito em sessão única.

  63. Doutora, comecei meu tratamento de canal hoje, Meu dentista ja começou retirando o nervo do dente, mas não terminou o canal. Estou sentindo uma dor na gengiva. É normal ?

  64. Olá!
    Doutora, fiz um tratamento de canal e o dentista começou e fechou no mesmo dia. Porém ao sair do consultório após mais ou menos uma hora começou a sair pelo meu nariz o liquido que ele usou, e de manhã senti a mesma coisa. Neste caso ele vai reabrir o canal, ou aguardo para ver se para? Tem menos de 24 hras.

    1. Alcione, pode nem ser o caso de reabrir o canal… mas é essencial que você procure seu dentista e relate esse sintoma. Parece ter havido uma comunicação buco-sinusal (entre a boca e o seio maxilar, espaço aéreo acima dos dentes superiores).

  65. Ola Drª Bom dia ! Estou em tratamento de canal já faz 3 sessões, e sempre sinto dores quando ela esta retirando os nervos, e o dente esta ficando escuro e esta me incomodando muito, existe algum tratamento sem ser a colocação de faceta de porcelana?

    1. Thais, tratamento no sentido de “esconder” o escurecimento do dente? Basicamente, clareamento (interno e/ou externo), faceta ou coroa. Cada caso é um caso.

  66. Olá, Doutora.
    Bom, eu tenho um dente cariado que vou fazer canal (segundo molar), pois estava sentindo dor pulsante e não amenizava com analgésico nenhum, então fiz uma consulta de emergência na qual o dentista tirou o nervo (acredito que seja a polpa), mas não retirou a carie ainda, apenas tirou o nervo para que a carie não penetrasse, e ele me disse que eu teria que fazer canal em 3 sessões, pois o que ele fez só tinha sido provisório para aliviar a dor. Mas eu acredito que ao retirar o nervo já é o inicio do canal, e não precisa ser em 3 sessões, ou estou errada? E gostaria que a senhora explicasse também se finalizando o tratamento de canal o meu dente já estará bem novamente? Necessariamente vou precisar de coroa? Pois ele está inteiro, apenas quebrou um pedacinho da beira de cima do dente nesse intervalo. E tenho receio de precisar de alguma coroa, pois no momento não tenho condições financeiras de colocar uma não. Mas como foi apenas um pedacinho acredito que só uma massinha resolva… Espero que me a senhora me tire essas dúvidas, desde já obrigada!

    1. Ana, pode ser necessário 2, 3, 4 sessões, mesmo com o acesso ao canal já tendo sido realizado. Seu dentista fez uma previsão, mas depende de como as coisas vão proceder. Com a finalização do tratamento de canal e o dente devidamente restaurado, em princípio, tudo resolvido. Se apenas quebrou um pequeno pedaço da coroa, não deve ser necessário coroa, provavelmente apenas a restauração direta ou, no máximo, um bloco.

  67. Olá Doutora, Gostaria De Saber Se Apos terminar o Canal é Normal o Osso Debaixo Do Dente Doer ? Ontem Terminei o Meu Sem Sentir Dor, Só sinto ele Meio Sensível… Hoje Pela Manhã Passei a Mão No Rosto e Sinto Uma Dor Ao Apalpar… Isso é Normal ? Ou preciso Voltar na dentista pra Ela Olhar De novo ?
    Desde Já Agradeço !

      1. Olá Doutora, estou fazendo tratamento de canal no penúltimo dente inferior, a minha dentista disse que tem 3 canais, ela fez a primeira sessão e foi viajar… Problema que estou com muita dor agora, gostaria de saber se é normal essa dor. Ela não me receitou nenhum medicamento, fui na dentista geral nessa clínica que estou tratando e ela me receitou ibuprofeno. Até ameniza um pouco a dor mas depois de umas 4 horas volta com tudo.

        1. Sim Guilherme, pode have dor entre as sessões do tratamento de canal. Algo que ajuda, geralmente, é a troca do curativo. Converse com a sua dentista (ou outro dentista disponível na clínica).

  68. Olá Dra, no dia 12 de abril fui a uma dentista, pois sentia sensibilidade no penúltimo dente. Foi diagnosticado que deveria ser feito um tratamento de canal, após ser feito um raio-x no próprio consultório. Eu não senti dor, nenhuma, nem durante nem após o tratamento. Me alimento normalmente, hoje dia 19 é a segunda sessão, serão total 3. Gostaria de saber se é comum isto. Pq a dentista falou que haveria incômodo para comer e tal e não ocorreu isso. Desde já agradeço.

  69. Olá, fiz um canal e faltava somente a restauração e o dente quebrou antes, uma parede toda do dente 37, mas a raiz continua e a outra metade do dente, e agora o q faço??

    1. Joseane, me parece caso pra coroa completa, com pino. Como o canal já está tratado, facilita. Converse com o seu dentista.

  70. Olá Dra!
    Semana passada fui ao dentista porque estava sentindo um pouco de sensibilidade em um dente que tinha uma obturação de amálgama. Ele disse que estava com uma infiltração e então fez uma obturação de resina. Depois disso fiquei sentindo muita dor. O dentista acabou viajando e como não quis esperar muito por causa da dor, procurei mais 2 profissionais para um avaliação. Os dois afirmaram baseados nos sintomas que o dente precisaria de um canal. Não seria necessário um raio x para confirmar o diagnóstico? Porque o dentista que fiz a restauração não falou de canal. Isso é normal? To muito aflita! Resumindo: estou com muita dor, com bastante medo e sem saber o que fazer.

    1. Tatiana, uma radiografia pode ou não trazer alguma informação relevante para o diagnóstico… mas não é essencial. O diagnóstico nesse caso pode ser só clínico, baseado nos seus sintomas e no exame que o dentista faz. Se você tem dor espontânea, já é um sinal de necessidade de tratamento de canal. Seu dentista não falou em canal antes porque, quando ele fez a restauração, o quadro clínico era outro. As coisas devem ter mudado.

  71. Dr Ana, bom dia!

    Em Janeiro fui ao dentista para resolver alguns problemas.
    O primeiro e o seguindo molar, ambos superiores tinham perdido a obturação antiga em meados de Outubro. Adiei tanto que a polpa do dente chegou a ficar a poucos milímetros da raiz como me mostraram na radiografia panorâmica. Fiz varias sessões de tratamento, removendo algumas cáries pequenas e por fim colocando curativo em ambos os dentes em questão. Com o curativo, o lado direito não teve problemas, consegui morder normalmente praticamente tudo, já o lado esquerdo não podia com uma folha de alface. Retornei e relatei isso a minha dentista, ela então removeu o curativo de ambos e fechou com resina, porém a dor do lado esquerdo continuou, se não igual, pior.
    Voltei lá após quase desmaiar de dor no restaurante após dar uma bela mordida em cima do dente sem querer e receber uma pontada descomunal na face. Ela reviu o a restauração com carbono, arrumou um pouco, me receitou um anti-inflamatório e me liberou, alegando que não precisaria de canal pois “dor de canal não doe com estimulo e sim continuamente”. Para piorar, como não consigo morder nada, exceto arroz, feijão e macarrão me alimento somente pelo lado direito, o qual começou a doer intensamente após qualquer refeição. Minha dúvida é, não é dor de canal realmente? Se não é, o que posso fazer, não aguento mais =(

    Desculpa o texto longo

    1. Felipe, é verdade, a dor “de canal” costuma ser contínua e espontânea, e não provocada. Mas talvez você esteja esteja numa situação limite, em que a necessidade de tratamento de canal é praticamente certa. Eu acho que, no momento, o ideal seria manter o anti-inflamatório e remover essa restauração novamente, deixando o curativo. Se a dor não ceder, não vejo outra forma de solucionar isso além do tratamento de canal.

  72. Olá Ana.

    Preciso fazer um canal, porem minha dentista esta com a agenda meio lotada. Estou ha mais de 10 dias com dores e ainda faltam 8 dias até a data agendada. Fico tomando Spidufen 600 para aliviar mas esta piorando cada vez mais.

    Essa demora pode acabar piorando a situação?

    Obrigado

    1. Não de forma direta, Fabio… o problema, mesmo, é você ficar sentindo dor. Se sua dentista não pode atendê-lo, procure outro dentista só pra trocar o curativo… a dor deve aliviar. Aí depois você conversa com ela.

  73. Olá! Preciso retratar o canal do dente 26 onde tenho uma coroa, como irei trocá-la, pois estava dando mau cheiro quando eu passava o fio dental, porém fiquei um pouco assustada, pois a dentista que foi tirar a coroa anterior disse que tenho um núcleo metálico, ela colocou um dente (coroa) provisória, mas já estava com medo de refazer o canal, agora depois dela ter falado sobre este núcleo, mas ela me disse que o dentista que fará o canal disse que irá retirar esse núcleo, mas consultei alguns sites e dizem que é um procedimento delicado, minha dúvida se preciso mesmo fazer esse canal que o especialista disse que tem calcificação, porém não sinto dor nem incomodo nenhum, será que preciso mesmo refazer esse canal, pois agora não sinto mais odor quando passo o fio dental. Não seria o caso só de colocar a coroa definitiva????

    1. Aurelia, a remoção de um núcleo realmente é um procedimento delicado pois, em tese, ele deveria ficar cimentado no seu dente “pra sempre”. Mas se há indicação de retratamento de canal, precisa ser feito. A ausência de dor não é um fator que determine a necessidade – ou não – de tratamento de canal. Pelo que entendi, o canal do seu dente está calcificado, então imagino que o tratamento anterior não deva ter obturado o canal satisfatoriamente. Você não sente mais odor porque a coroa que estava desadaptada foi removida, então não há mais retenção de resíduos alimentares.

  74. Olá, Dra. Ana
    Eu fiz um canal hj, mas me falaram que foi muito rápido. Ele demorou menos de 30 minutos. Será que ele fez direito ?
    Minha gengiva tinha uma bolha de tão ruim q ele tava.
    Agradeço, desde já.

    1. Talvez o tratamento ainda não tenha sido concluído, Débora… ou talvez seu dentista seja muito bom em tratamento de canal. Pela sua descrição, não tenho razão pra duvidar. 😉

    2. Olá, Dra. Ana
      Eu estou fazendo um canal e gostaria de fazer-lhe uma pergunta. Ja fiz a primeira e a segunda sessão de retirada do nervo e polpa. Quando fui a próxima com dois dias para fechar o canal, o dente estava doendo, então o dentista abriu o dente de novo e fez uma nova limpeza e ele colocou também o curativo, pois segundo ele tinha criado secreção. O dente não doeu mais, porém so vou voltar com 13 dias por causa do recesso da semana santa. Gostaria de saber se pode ter complicação no canal devido a quantidade de dias que passara para fechar? Estou com medo de ter problema no canal e do dente voltar a doer…

  75. Dra., comecei um tratamento de canal hoje, o dentista deixou o curativo com remédio porque está infeccionado, porém disse que a próxima consulta é de 3 a 4 semanas, isso é muito tempo de espera, não é?

  76. Doutora, fiz a primeira visita ao dentista e comecei o canal com apenas uma consulta, mas ja faz um mês que não volto. Essa demora pode prejudicar o tratamento??

    1. Lucas, você que não volta ou ainda não chegou o dia da consulta? Se a próxima sessão estiver agendada, ok. Se você está adiando deliberadamente, aí pode haver prejuízo ao tratamento, sim.

      1. Ja passou o dia da consulta, por alguns imprevistos pessoais não pude retornar e então estou com medo dos prejuizos que podem ser causados. Vou tomar as providencias. Obrigado.

  77. Olá Dra. Ana, gostaria de esclarecer uma dúvida.

    Comecei o tratamento de canal faz 2 dias e o dentista abriu o dente e aplicou um remédio, pois disse que estava muito infeccionado, e pediu para eu voltar daqui 7 dias, pois ele colocou o remédio para desinfeccionar e quando eu retornar a mancha preta que apareceu no raio x teria que sumir.
    Só que minha gengiva, que já estava inchada, inchou mais e parece estar dura, alem de isso gerar um incomodo e preocupação.
    É normal sentir isso? Não tomei nenhum remédio para dor pois ele não me prescreveu nada. O que devo fazer?

    1. Considerando que você está entre sessões do tratamento, é esperado algum incômodo, sim… quando dentista “mexeu”, o processo inflamatório pode ter se intensificado. É comum. Se há dor, converse com o seu dentista pra ele prescrever um analgésico.

  78. Olá dra, já fiz um canal ha uns anos atrás e hoje descobri que farei de novo, mas em outro dente, o mesmo não dói, o dentista achou estranho não doer, mas enfim é possível que eu não sinta dor alguma ?
    Observação: eu não me lembro se senti dor na primeira vez que fiz.

    1. Jean, sim, é possível. Um dente pode ter indicação de tratamento de canal e nunca ter doído ou ter apresentado cárie, por exemplo.

  79. Olá, hoje descobri que terei que fazer um canal… Meu dente está com um “buraco” mas ele só dói quando como algo gelado… como eu li que se o dente ta inflamado a anestesia n pega direito, queria saber se esse é o meu caso, pois realmente estou com medo da dor.

    1. Diana, não me parece que seja o caso. Se a dor ocorresse também com alimentos quentes, seria pior. Então, acho que a anestesia não tem razão pra não funcionar direitinho.

  80. DRA., ESTOU FAZENDO UM TRATAMENTO DE CANAL E MEU DENTE TA INFLAMANDO, JA E A SEGUNDA VEZ QUE VOU NO DENTISTA, NORMAL?

  81. Oi, bom dia. Fiz um canal esta com 4 dias e ha dois dias venho tendo febre, minha gengiva esta inchada, tenho medo de o canal nao ter resolvido, ja que estava bem inflamado. Pode ocorrer de o canal nao ter resolvido meu problema ?

    1. Pode, Larissa. Mas acho cedo pra dizer. O tratamento é muito recente e há um processo inflamatório ainda se resolvendo.

  82. Dra. Ana, entao meu dentista falou que preciso sim fazer tratamento de canal em um dente meu, e esse dente tem carie, mas nao doi nem um pouco, qndo como algo tambem nao doi, queria saber se ja que ele nao doi, em quantas sessoes entao ele terminara ?

    1. Marília, seu dente não dói porque, provavelmente, o “nervo” do dente já “morreu”. Quando há necrose, geralmente são necessárias pelo menos 2 sessões de tratamento de canal.

  83. Em outubro de 2015 iniciei um tratamento de canal no dente canino inferior, e aconteceu que viajei em Dezembro e deu problema, criou um abscesso e tudo mais, quando retornei em Janeiro a Dra. abriu novamente, e esperei mais 15 dias, retornei, ela fez os procedimentos de finalização do canal, e pra próxima consulta seria somente a restauração. Porém, nem chegou a próxima consulta e minha gengiva inchou novamente, criou abscesso. Fui antes da data marcada, foi tirado raio x e o cone havia se desviado, segundo ela, na hora de por, isso pode acontecer. Ou seja, segundo ela meu canal está bem feito, porém minha gengiva não volta ao normal, ou seja, ta sempre inchadinha e diferente do que era antes. Estou pensando em ir atrás duma segunda opinião, pois sei que um canal mal tratado gera outras consequências no organismo. O que será que pode ser?

    1. Denise, provavelmente esse inchaço persistente é um sintoma apenas inflamatório. De qualquer forma, seria interessante a opinião de um dentista especialista em Endodontia, já que faz mais de 1 mês da conclusão do tratamento.

  84. Olá Dra, há 2 meses minha obturação quebrou e agora sinto dores somente quando mastigo pão integral, cenoura ralada crua… enfim alimentos com essa textura. A dor é irradiada e tem duração de 40 minutos. Porém não sinto dor a alimentos gelados ou quentes. Fiz um RX panorâmico e o dente não está necrosado. Será que mesmo assim terei que tratar o canal? Este seria o único tratamento indicado para o meu caso?

    1. Ana, a radiografia só confirma que o dente está necrosado se houver rarefação óssea (lesão) periapical. Se não houver, pode estar ou não… aí vale a avaliação clínica. A dor que você sente é à mastigação, o que não indica necessariamente necessidade de tratamento de canal. Por outro lado a dor dura bastante tempo… o que revela uma alteração da polpa (o “nervo” do dente). Enfim… me parece que pode haver indicação de tratamento de canal, sim. É questão procurar um dentista pra avaliar.

  85. Ao realizar o tratamento do canal a dentista esquentou um produto que iria colocar dentro do dente com um isqueiro, isso é correto realizar ou não ?

    1. É sim, Keilly. Todo dentista tem um isqueiro na maleta, e não é pra fumar. 🙂 Provavelmente sua dentista estava esquentando a ponta de um instrumento chamado “calcador de Paiva”, pra cortar a sobra da obturação do canal do dente. Pode ficar tranquila.

  86. Comecei o tratamento de canal hoje, depois que já estou em casa o dente tratado começou a sangrar um pouco, tem algum problema ?

          1. Muito obrigado, mais uma pergunta, o dentista falou que irão ser 3 canais no meu dente, a primeira vez doeu mesmo com anestesia, queria saber se nas próximas seções irá doer o mesmo da primeira?

          2. O dente está doendo no intervalo da primeira seção entre a segunda, minha segunda seção é segunda feira dia 29, é normal ?

          3. Antes de ir na segunda seção do meu tratamento comecei a sentir dor, fui ao dentista e ele retirou o curativo e deixou meu dente aberto, isso é normal ?
            Sendo que esta sangrando de dentro do dente, aí ele pediu pra mim colocar apenas uma bolinha de algodão na hora que eu for me alimentar…
            Isto é normal ?

          4. Eduardo, é uma estratégia válida, mas há dentistas que discordam. Já eu acho uma boa forma de drenar a secreção do seu dente e evitar que você tenha dor nos próximos dias. Mas VOLTE pra tratar o dente, ok?!

  87. A Dentista gastou 1 hora e 30 minutos para fazer canal nos dentes 36 e 37. Achei muito rapido. É normal realizar 2 canais em tão pouco tempo ? Ela colocou o curativo provisorio e disse para voltar com uma semana para restaurar.

  88. É necessário usar anestesia para fazer tratamento de canal? Quebrei meu último molar de baixo do lado esquerdo enquanto comia e o dentista falou que vai ter que fazer canal, mas tenho medo de complicações anestésicas graves, então queria saber se dá pra fazer aguentando a dor. Não tenho nenhum problema de saúde além de colesterol alto, mas que hoje está controlado porque tomo sinvastatina 10mg, e nunca tive alergia a medicamentos.
    Fiz cirurgia de retirada de vesícula, isso tem alguma implicação em tratar canal?
    Além disso, é normal o dentista decidir fazer canal sem pedir raio-x? Ele disse que vai fazer essa semana e não pediu nenhuma radiografia.

    1. Gabriel, se você não tem nenhum problema sistêmico de saúde, por que teria complicações anestésicas graves? Não vejo qualquer razão pra isso. A anestesia odontológica é MUITO segura, não merece a “fama” que tem. E também acho uma péssima ideia tratar um canal “aguentando a dor”.. é desnecessário e só vai dar motivo pra você pegar um “belo” trauma de dentista. Aliás, o dentista nem vai conseguir trabalhar com você gritando e dando pulos na cadeira. Fique tranquilo e confie nele.

  89. Há poucos dias descobri que terei que tratar canal, a consulta ja foi marcada para o dia 16/02, porem estou com muito medo de sentir dor no momento em que a dentista estiver mexendo no dente, mesmo sabendo que estarei anestesiada. Já conversei com a dentista e ela fala que nao doi, mas nao sei se é verdade, ja que ela nao falaria que iria doer para o proprio paciente.
    Entao, doutora, eu lhe peço para que a senhora me responda com toda a sinceridade do mundo: VAI DOER OU NAO?
    (lembrando que e na hora de mexer no dente e nao apos o procedimento).

    1. Eliana, você descobriu que precisa fazer canal como? Seu dente estava doendo? Seu dente está doendo agora? Porque se não há dor, não deve haver um quadro inflamatório agudo. Quando o dente está inflamado, a anestesia pode não “pegar” direito, e aí haver alguma dor. Mas, se não, não vejo razão alguma pra anestesia não garantir pra você o controle da dor. Em resumo: a regra é NÃO DOER.

      1. Cara Doutora,
        Primeiramente obrigado pela resposta.
        Meu dente começou doer (uma dor pequena) ainda em 2015, porem tomava algum remedio e pronto. Quando foi no começo do ano, 2016, ao comer o dente quebrou um pedaço ficando um “buraco” nele, apos isto começou a doer muito, foi ai que eu fui na minha dentista e ela disse que teria que tratar canal.
        Desde quando o dente quebrou ate hoje (11/02), eu estou tomando LISADOR, tomo uns 2 ou 3 por dia, se eu nao tomar eu nao suporto a dor.
        Lembrando que estou tomando o remedio por conta propria, pois quando fui a minha dentista ela disse que nao trata canal e me encaminhou para outra dentista. Agora irei tratar o canal, que ja esta marcado para terça, em uma clinica chamada “studio adora” que fica na cidade de Sao Carlos. Eu nao conheço a dentista nem ela me conhece.
        Só sei o nome dela e que o dente que sera tratado é o numero 37, o ultimo do fundo, e que ele esta “deitado” no da frente.
        OBS: a dor esta a cada dia mais insuportavel. Hoje tive que faltar colegio, pois parecia que a dor saia do dente e subia ate meu ouvido e cabeça, pois só doia o lado que esta o dente (lado esquerdo), nao sei se tem relaçao com o dente, mas quando tomei o remedio passou.
        OBRIGADA PELA ATENÇÃO!!!

        1. Eliana, acho que a situação está bem clara: é preciso tratar logo o canal… não dá pra ficar à base de analgésicos a vida toda. Com o início do tratamento a dor já deve ceder, mas conclua o tratamento, se não o dente vai voltar o doer.

  90. Olá doutora, tive a primeira sessão de tratamento de canal do meu dente hoje. Vou na próxima sessão somente daqui a 3 semanas, sendo que o dente está com aquela massinha temporária. Tudo bem ficar todo esse intervalo entre uma sessão e outra (sendo que só é assim por conta de agenda mesmo pois não dá pra ir antes)? Devo tomar algum cuidado especial pra não “desfazer” o que ela fez por enquanto?

    1. Sem porblema, Henrique. Se o curativo está íntegro, não precisa se preocupar. Apenas evite mastigar coisas mais consistentes com esse dente, só com o curativo ele está mecanicamente frágil.

    1. Sim, Wesley. A anestesia é necessária no tratamento de canal até quando o “nervo” do dente está necrosado (“morto”), pois tem o grampo de isolamento absoluto que pressiona a gengiva. Além disso, quando o dentista introduz as limas pra limpar o interior do dente, ele sempre vai um pouquinho além do final da raiz, e nesse momento pode doer bastante se não houver anestesia.

  91. Dra. Estava sentindo muita dor no primeiro molar e quando foi na segunda a dor se tornou insuportável, decidi ir ao dentista, e a única coisa que viamos era que tinha umas restaurações, mas nada aparentemente para causar a dor. Decidimos então fazer um raio X panorâmico de todos os dentes. Foi possível ver que no primeiro molar a restauração se encontrava muito próxima da polpa e provavelmente esse seria o motivo de tanta dor, também foi visto que os dentes sisos estão nascendo. E no segundo molar também se encontrava uma restauração bem grande, porém não tão próxima da polpa do dente quanto o outro. Decidimos então começar o canal no primeiro molar, o dente do canal não dói, mas e está com o curativo. Porém o outro dente (segundo molar) ficou muito sensível, ao encostar qualquer coisa nele sinto muita dor. A pergunta é: esse dente pode estar doendo assim por conta do canal ao lado ? Ou seria por causa do siso empurrando? Ou talvez ele precisaria de canal também? Ficarei grata por sua resposta!

    1. Kamilla, pode ser que o segundo molar não esteja realmente doendo, mas a dor do primeiro molar esteja irradiando para a região do segundo.

  92. Doutora, estou com um dente que quebrou devido a uma cárie, e estava com uma restauração ha muitos anos, nunca tinha tido problema algum, mas o dente estava infiltrando e senti dores terríveis agora, fui ao meu dentista e estou com o curativo, ele me explicou que o dente ainda estava vivo, mas futuramente terei que fazer canal, estou com o curativo desde sexta feira e voltarei na segunda provavelmente para retirar, é normal que o meu dente esteja dolorido? A dor é parecida a quando levamos uma ” pancada” no local e fica àquela sensibilidade. Será que terei que fazer o canal? Obrigada.

    1. Dada a situação, é esperad que haja algum incômodo, Flávia. Se o incômodo diminuir e passar, não deve ser necessáro tratar o canal.

  93. Bom dia, estou fazendo um tratamento de canal, onde já fui em 3 sessões e ainda sinto muita dor, preciso ficar tomando anti-inflamatórios pra conseguir suportar a dor. É o dente 27. Já tomei nimesulida por 6 dias, enquanto estava sob efeito não senti dor, mas quando passou, doeu demais. Fico tomando ibuprofeno pra suportar a dor, mas isso já está acontecendo desde o dia 20 de janeiro, ontem foi o dia que ela mexeu com as limas, mexeu bastante e colocou bastante medicamento dentro do dente, disse que não era pra doer mais, mas desde ontem até o momento dói bastante, estou tomando o ibuprofeno novamente. É normal sentir tanta dor assim durante o tratamento mesmo depois de “eliminar” os nervos do dente? Seria o caso ter que tomar um antibiótico? Não sei o que faço mais!! Obrigada.

    1. Adriana, pode acontecer, por uma série de motivos. Resíduo do “nervo” que ficou, um canal acessório que ainda não foi acessado, dor nos tecidos em volta do dente e não no canal… depende. Em princípio não é caso pra antibiótico (se seu dentista julga que não), até porque antibiótico não tem ação analgésica (apenas indireta).

  94. Olá Dra., fiz hoje a primeira sessão do meu tratamento de canal, vai precisar de duas segundo minha dentista, uma sessão que foi hj para fazer o canal e a outra para restaurar o dente… Ela disse que na minha situação o canal devia ter sido feito ha uma ano atras, sendo que meu dente já estava morto, ou seja, fiquei um ano com o dente morto na boca, ela disse que deu tudo certo o tratamento de hj, porém aconteceram certas coisas na hr que preferi nem comentar, mas fiquei curioso… mesmo com a anestesia quando ela chegou no nervo do dente com a broca eu senti uma pontada, na hora pensei em falar pra ela porém bem quando deu essa pontada parou de doer e como ela continuou e eu não senti mais dor nem falei nada… e depois que ela pegou aquelas “agulhas” e ficava raspando acho que nos canais, eu senti dor porém em um só canal… pelo raio x meu dente tinha 3 canais e ela começou a raspar o primeiro e eu não senti nada… ela raspou o segundo e nada de dor… mas quando ela foi no terceiro canal bem lá no fundo da raiz eu senti as pontadas, mas eram super suportáveis… senti isso até ela tirar o nervo… depois quando ela tirou todos os nervos ela colocou nos canais uns palitinhos de borracha, parece, e quando ela colocou nesse canal quando chegou lá no fundo eu tmbm senti essas pontadas até ela parar de empurrar esses palitinhos. Como depois disso não doeu mais e agora nao esta doendo, fiquei quieto, porém gostaria de saber por que doeu mesmo depois de tirar o nervo. No raio x eu vi que em apenas um canal tinha uma bolinha no osso no final da raiz, e ela falou que para garantir eu tenho que tomar um anti-inflamatório até a próxima sessão.

    1. Pedro, é que mesmo que a polpa (nervo) do seu dente esteja morta, todos os tecidos em volta dele continuam vivos… inclusive lá na pontinha da raiz, onde sua dentista deve ter encostado com as limas ou os cones de guta-percha (os “palitinhos que parecem borracha”), por isso as pontadas. Pode ser, também, que apenas o nervo do canal com a “bolinha no osso no final da raiz” estivesse de fato necrosado, enquanto os outros dois canais ainda não. Aí pode incomodar um pouco, mesmo.

  95. Dra.
    Fiz o canal de um dente necrosado e o dentista falou que era necessario apenas uma sessão e já colocou o material definitivo.
    Estou com a gengiva muito inchada e dolorida. Ele me prescreveu antibiotico oral.
    Estou muito preocupada. Não seria necessário reabrir o dente para retirar o agente infeccioso?

  96. Boa tarde, Doutora!!
    Minha filha descobriu que precisa fazer tratamento de CANAL; a dentista falou que ela tem 10 canais em um único dente, é possível isso?

    1. Eliane, não que seja impossível, em um molar, por exemplo… mas eu nunca vi. O máximo que soube – e nem foi em um paciente meu – foi 8 canais.

    2. Bom dia, Doutora!!
      Muito obrigada pela resposta, ela está fazendo o tratamento e o correto são 11 CANAIS, eu pessoalmente achei uma aberração, mas a Dentista falou que é muito raro mas existe, ela nunca havia pego um paciente assim, e não vai cobrar por canal, irá fazer um valor menor para não ficar muito caro.

  97. Então, comecei o tratamento de canal no dia 11/01, e desde que passou a anestesia o meu dente começou a doer, mas logo depois parou, agora estou com uma dor muito incomoda, e meu dentista disse que precisaria de mais 2 sessões para terminar o tratamento, voltarei la dia 19/01, enquanto isso estou so com um curativo, é normal doer assim ?

    1. Sim Patricia, o dente pode incomodar entre as sessões do tratamento de canal. Se preciso, entre em contato com o seu dentista, você pode tomar um analgésico.

  98. Dra. bom dia,
    Vou fazer um canal no dente na frente, mas esqueci de perguntar a dentista se vai precisar retirar o dente (ou seja, ficar banguela por alguns dias, isso procede?). Ou ela vai fazer na raiz no dente e pronto. Me ajude, estou com medo.

    1. Evanice, tratamentos de canal não exigem que a coroa do dente (ou uma prótese) seja removida. No caso da prótese, se for removida, ela é recimentada após o tratamento, pelo menos provisoriamente. O acesso é feito por trás do dente, então pode ficar tranquila.

  99. Olá, estou com uma cárie profunda no 2º molar e fui ao dentista para restaurar, mas sem sucesso, fui encaminhada para a endo e tratar canal, agora estou com uma massa no buraco do dente e está doendo, isso é normal? Posso ficar muitos dias com essa massa? Tem algum risco?

    1. Isso é um curativo, Amanda. Usa-se entre as sessões do tratamento de canal. Dada a situação, é normal seu uso, assim como algum incômodo. Você pode ficar vários dias com o curativo, apenas evite mastigar alimentos mais duros com esse dente que, dessa forma, se encontra frágil.

  100. Bom dia, Dra!!
    Gostaria de saber se um dente com canal pode vir a dar problema, mesmo depois de muito tempo. Porque quanto eu tinha 15 anos precisei fazer um canal por causa uma queda, e hoje com 21 esse dente começou a doer e causou um inchaço enorme no meu rosto, está até no meu olho. Eu vou na minha dentista hoje, mas gostaria de uma segunda opinião. Pois minha dentista disse que pode ser que tenha que fazer o canal novamente, isso é normal? Ou pode ter sido um tratamento mal feito que causou isso agora? Porque já ouvi falar e não sei se é verdade, que quando fazemos canal a raiz do dente morre, entao nao é possível acontecer mais nada. Isso procede?
    Aguardo sua resposta, fica com Deus!!

    1. Naiara, quando se trata o canal o “nervo” do dente é removido, então a pessoa não sente mais o dente. Mas tecidos em volta do dente (gengiva, osso) continuam inervados, ou seja, eles podem doer. Se há uma infecção no canal – ou uma reinfecção, o que pode ser o seu caso – os tecidos ao redor da raiz podem doer, pode haver inchaço, etc.. Então, se a causa dos sintomas que você descreve for o canal desse dente mesmo, deve haver indicação de retratamento de canal.

      1. Pois é Dra, fui na minha dentista com o rx foi detectado uma inflamação. Isso tudo gerou uma celulite facial, e nesse momento estou aqui no hospital tomando medicação intravenosa. 🙁

        1. Pooooxa Naiara, que coisa! Cuide-se, isso aí não é brincadeira, não. Fico aqui torcendo pra você se recuperar logo. Mande notícias!

  101. Bom dia, fiz 2 canais ha 3 dias e está doendo muito, será que vai ter que mexer de novo, estou apavorada, muita dor, obrigada.

        1. Então procure seu dentista pra reavaliar. Algum incômodo é esperado após a conclusão do tratamento de canal, mas dor forte, não.

  102. Olá doutora, fiz a primeira sessão de canal do dente 36 hoje e vou fazer a segunda sessão no dia 17/12, eu queria saber porque tem que fazer mais de uma sessão, o que é que minha dentista vai finalizar que não pôde ser feito hoje ?

    1. Nicolle, provavelmente é preciso que permaneça uma medicação dentro do dente por alguns dias. Nem sempre dá pra concluir o canal em sessão única.

  103. Olá Doutora, boa tarde!

    Há algumas semanas eu venho sentindo umas dores muito fortes em dois dentes (superior e inferior), a princípio achamos que eram dores supostamente por conta do siso, a Doutora não me solicitou o raio-x, por eu não conseguir explicar ao certo de onde era a dor e pela gengiva estar irritada, me passou antibiótico, analgésico e um enxaguante bucal para a gengiva, passadas duas semanas não houve mais dor alguma e eu voltei às manutenções normais na Ortodontia, pois uso aparelho, foi aí que minha doutora solicitou o raio-x e verificamos que o siso realmente já está aparecendo, passada mais uma semana as dores voltaram, e ontem apareceu uma fístula na gengiva de um dente que tem restauração (superior), segunda minha Orto vai ter que ser feito um canal (foi aí que bateu o desespero Rsrs’), pois a cárie estava funda e ao invés de restauração, já deveria ter sido feito o canal, e agora deu infiltração.
    Enfim, moro no Rio de Janeiro e estou procurando um endodontista que seja bom e aceite Amil, enquanto isso já posso usar antibiótico? Pois as dores são absurdas e estou com medo da fístula, porque de uma certa forma é uma infecção. Caso conheça algum médico e queira me indicar também, agradecerei.

    Desde já, grata.

    1. Gleiciane, é preciso procurar no site da Amil, não tenho um cadastro assim tão específico no blog. Só tome antibiótico se sua dentista prescrever, se não, não há necessidade. Para a dor, o indicado é um analgésico.

    1. Não Joice, é tudo feito com anestesia. O que dói é deixar pra procurar o dentista quando a dor já é insuportável… aí não dá pra fazer milagre, né?! 😉

      1. Oie Doutora, bom dia. Gostaria de saber, é q eu to fazendo tratamento de canal no meu dente, so q o doutor raspou tudo direto, so q ele colocou uma massa
        e mandou eu pra casa, q daqui a 20 dias é pra voltar pra la q ele vai mexer, mas eu to sentindo meu dente doer, gostaria de saber se é normal.

        1. Sim Lazaro, há um processo inflamatório em curso. O incômodo deve diminuir e desaparecer com a conclusão do tratamento de canal.

  104. Olá Doutura, fiz um canal ha 6 anos atrás, hoje minha dentista abriu para fazer clareamento interno. Tenho medo de quando ele fechar dure menos do que antes, já que antes nunca caiu nada e sempre escuto relatos de canais que quebraram. A senhora pode me informar quantos anos dura um canal?

    1. Thays, o tratamento de canal, em si, pode durar pra sempre. Já a restauração que fecha o dente, depende… principalmente dos hábitos do paciente. Mas não vejo razão alguma pra que o seu dente, após o clareamento interno, não possa ser restaurado com sucesso por muito tempo. Anos.

  105. Boa noite, Doutora. Bom eu usei aparelho fixo por três anos e quando a dentista foi remover o aparelho acabou que no momento de tirar aquele anel que é colocado junto ao aparelho fixo, um pedaço do meu dente saiu junto com o anel. Depois de uns dois meses retornei ao dentista pois a gengiva havia ficado inchada, a dentista medicou a área, fez um curativo, mas acabei não indo mais ao dentista por condições financeiras ruins, e acabou virando um canal. Não sinto dores, porém o dente esta começando a aparecer manchas escuras, o que posso fazer, e qual melhor procedimento para tratar o meu caso? Estou sem condições de pagar um dentista. Me ajude? Meu dente esta aberto, irá doer o tratamento de canal? E é possível fazer em apenas uma sessão?

    Obrigada.

    1. Andreia, compreendo a questão financeira, mas você terá que procurar um dentista. Se no momento não há como você tratar o canal, o que é o ideal, procure um dentista pra, pelo menos, fazer uma “limpeza” e um novo curativo. No caso do canal, é um procedimento feito sob anestesia, não há razão pra doer (até porque você relata que seu dente não está doendo). Em alguns casos o tratamento de canal pode ser feito em sessão única sim, mas geralmente leva de 2 a 3 sessões.

  106. Doutora, eu acho que estou com um problema. Faz +/- 7 meses que eu acho estar com um canal, pois quando fui comer senti uma fisgada, porém eu nao sinto dor, nunca senti dor de dente. Ja fiz um canal (dente 46) que levou umas 4 sessões porque o dente estava bem inflamado com fistulas na gengiva, mas agora (dente 36) nao está inflamado nem dolorido, desde a fisgada evito mastigar pelo lado esquerdo. Estou com duvidas, grato.

    1. Pedro, eu também estou com dúvidas. 🙂 Não dá pra afirmar a necessidade de tratamento de canal apenas porque você sente “fisgadas”. Esse sintoma pode revelar sensibilidade dentinária, pulpite e, sim, necessidade de tratamento de canal, mas não por si só, é preciso um exame mais detalhado. Procure um dentista pra avaliar.

  107. Fiz um canal recentemente no dente 36, eu estava sem dor e as bolhinhas eu fiz em um so dia, e o dentista mandou marcar para restaurar o dente, é comum isso acontecer ? Em um so dia fazer o canal ? To com medo de um serviço mal feito e depois me dar problema, fiz no fim de Outubro.

    1. Luciana, pode ser. Enquanto o tratamento de canal não for finalizado, pode haver dor e incômodo. Se a dor for muita, talvez seja o caso de trocar o curativo. Converse com o seu dentista.

  108. Olá Doutora, me ajude por favor!!
    Há cerca de 20 dias iniciei um tratamento de canal o 1º molar.
    E esse dente está me dando uma dor de cabeça terrivel, o dentista disse que levaria de 3 a 4 sessões para finalizar, só que já estou tratanto ele ha 20 dias e não para de doer. Se ele colocar só um algodão não doi quase nada, mas se ele coloca um curativo, ou seja, tapa o buraco, nossa me da uma dor terrivel… estou pensando em extrai-ló!! Pq não aguento mais esse dente… o que me aconselha a fazer?

    Desde já agradeço.

    1. Jerry, a sua montade de extrair o dente é totalmente compreensível… mas tenha em mente que você resolve um problema e cria outro: a necessidade de prótese. Não é a regra, mas alguns tratamentos de canal são mais demorados, mesmo. No seu caso, ainda deve haver secreção saindo do canal, e é por isso que o dente dói ao ser fechado. Assim que essa secreção / tecido necrótico for eliminado, será possível finalizar o tratamento. Então, se você conseguir aguentar mais um pouco, melhor.

  109. DOUTORA, TENHO UM CANAL DO 36 E DO 46 PRA FAZER, SÓ QUE UM DELES AS VEZES SANGRA UM POUCO DE LADO, FICA INCHADO E ESTA MEIO ABERTO, O OUTRO ESTA COM UM CURATIVO E NÃO DOI MAIS… É POSSIVEL FAZER CADA CANAL EM APENAS UM DIA ?

    1. Beatriz, possível é. Mas acho improvável, porque são molares, e cada molar tem pelo menos 3 canais. Creio ser necessário no mínimo 2 sessões pra tratar cada dente.

        1. Fernanda, casa dente é uma história diferente… é preciso avaliar. Molares são os dentes que têm mais canais, podem ter 3, 4, 5 canais… então o tratamento de canal deles sai mais caro do que o de um dente anterior, por exemplo. Mas qualquer coisa que eu fica vai ser “chute”… pode ser R$ 200,00, 500,00, 700,00, 1.000,00… procure um dentista pra avaliar.

  110. Bom, vou fazer um canal em um dente da frente (só um canal), mas o meu dente doeu muito e está inflamado, e parte do meu rosto está inchado. Gostaria de saber se posso fazer o canal em uma só sessão mesmo ele estando inflamado? Este é o procedimento? Desde ja agradeço.

    1. Paulo, depende, basicamente, se há necrose pulpar. Se houver necrose ou estiver saindo alguma secreção do seu dente ou pela gengiva, não deve ser possível fazer o tratamento em sessão única. Vale a avaliação do seu dentista a respeito.

  111. Oi boa noite! Eu comecei dois canais do molar esquerdo o outro na frente do molar já fez um mês, já fiz 4 sessões e não terminei, na 3 sessão quando eu voltei no dentista ela tirou o curativo e o dente estava sangrando, ai ela colocou uma medicação mais forte e passou medicação pra tomar, tomei amoxicilina e diclofenaco durante 7 dias, voltei de novo, ela abriu o dente e ainda estava sangrando, ai ela mexeu no dente, eu ñ senti nada, mas quando ela passou o dedo na gengiva e bateu no dente eu senti dor, daí ela colocou medicação de novo e disse que o dente ñ está respondendo ao tratamento e que talvez vai ter que extrair o dente que é o que tá na frente do molar. Isso é normal depois desses procedimentos todos ter que extrai o dente? E por que o dente ñ responde ao tratamento? Obrigada!!

    1. Josiele, acontece… às vezes é uma infecção mais resistente. Difícil dizer ao certo o motivo do seu dente não responder ao tratamento. Organismos biológicos são assim.

  112. Iniciei um canal pela segunda vez depois de uma ano, pois não foi feito corretamente e voltou a doer, daí estou com o remédio no dente, um curativo, e tenho uma festa, e gostaria de saber se posso consumir bebida alcoólica.

  113. Estou fazendo um tratamento de canal do dente 47 que já foi preciso abrir e trocar o curativo 8 vezes, e continua doendo muito quando introduz a lima em um dos canais, e nos 3 dias após a troca do curativo o dente dói muito, sem poder mastigar nada. Estou preocupada pela quantidade de vezes que ja trocou o curativo e a dentista diz que não sabe o que pode estar acontecendo, pois não tem infecção e a lima sai limpa todas as vezes que introduz. É normal um dente demorar tanto tempo assim para melhorar?
    Obrigada.

    1. Andreia, não é comum, mas acontece. Nesses casos é preciso investigar, pode haver um canal acessório ou um outro canal “escondido” que ainda não foi acessado.

  114. Oi doutora, me salva, faz um mes que fiz tratamento de canal na primeira presa no lado direito, depois senti dores, podia nem triscar o dente, com uns dias passou, bebo agua gelada, coloco doces em cima, mastigo e não doi, so que vivo com uma dor na gengiva ao tocar em cima desse dente, ate por cima em volta do nariz, eu toco doi, voltei la ela fez raio x e ta tudo ok, mas essa incomodaçao não passa e agora por fim sinto tipo umas cocegas no dente, o que pode ser ? Ah, e esse dente ja foi restaurado, ta td ok, o pode ser, ja tem um mes, sera que essa dorzinha não vai passar nunca?

    1. Claudia, o tratamento de canal foi concluído, mas os tecidos em volta da raiz do seu dente ainda estão se recuperando. Há um processo inflamatório se resolvendo. Não me parece haver nada errado, esse incômodo deve diminuir aos poucos e sumir.

  115. Olá Dra, boa noite.

    Gostaria muito de opinião de um outro profissional, se possível é claro. Há 2 meses e meio iniciei um “retratamento” de canal, pois estava sentido dores. O profissional abriu o dente e iniciou o tratamento tudo normal, até que no meio do tratamento apareceu uma fístula, fiquei preocupado, pois já estávamos na 4 semana e consequentemente a quarta consulta. O profissional está diversificando os medicamentos conforme descritos em seu texto e fazendo até seções de laser, em minha última consulta ele colocou uma pasta e disse ser um remédio mais forte. O que me preocupa é que a fístula permanece ha um mês e não some. Continuo visitando semanalmente e tratando. Essa demora pode ser considerada normal ou não?

    Agradeço desde já.

    1. Felipe, às vezes demora, sim. E enquanto houver secreção, não dá pra finalizar o tratamento. Pode ser uma infecção mais resistente.

  116. Ola, boa tarde…

    Olha, fui ao dentista faz dois dias pra fazer tratamento de canal e o dentista tirou a carie do dente e matou a raiz e fez um curativo e colocou uma massinha q afundou pra dentro, ai um dia depois eu fiquei com muita dor, ai liguei pro dentista e ele falou que tava de viagem e que so voltava apos 20 dias, que era pra eu ir tomando remedio, como tava com muita dor fui ao dentista mais proximo e arranquei o dente, pois tava doendo muito, eu falei por msg pra ele que eu tinha arrancado e ele ficou bravo, falou que ja tinha começado tratamento do canal, fiz errado ou naum ? Tenho que pagar o valor total do canal ou naum ? Naum tinha como esperar ele voltar, estava com muita mas muita dor mesmo, me ajuda.

    1. Se o dente podia ser tratado, você fez errado sim, Fernanda. Bastava trocar o curativo. Se o canal não foi tratado, não há porque pagar por isso, só pelo procedimento de urgência. Agora você vai ter que usar algum tipo de prótese. Paciência.

  117. Ola Drª, eu comecei fazer canal no meu dente, tem exatamente 3 dias, mas eu ainda sinto uma dor nele, é uma dor constante que as vezes me impede até de dormir, estou desesperado pois sempre me dizem que apos o canal não sente nenhuma dor, me ajude por favor,

    1. Felipe, você começou o tratamento de canal, mas não terminou ainda. Então a possibilidade de dor é real. E mesmo após a conclusão do tratamento, pode haver incômodo por alguns dias, pois ainda há o período de cura / cicatrização. Converse com o seu dentista, pode ser necessário entrar com alguma medicação.

  118. Dra. Parabéns pela página.

    Estou no processo do meu 1º canal, 2ª sessão. A primeira sessão o pós não doeu nada, já na 2ª hoje, acabei de sair do consultório e está uma dor muito forte. Estou tomando nimesulida para controlar.

    O meu tratamento está sendo feito pelo plano de Saúde na Dra. Valéria Dias, em Recife.

    Minha pergunta.

    Tem algum problema se os intervalos entre as sessões for menor que 4 dias?

    Abraços

    Luiz Henrique

    1. Depende, Luiz. Em princípio não, a não ser que haja dentro do dente alguma medicação que precise permanecer por um tempo determinado (1 semana, 15 dias, varia).

  119. Boa noite Dra. Ana Tokus, hoje fui ao dentista e sugeri q ele realizasse a radiografia, falei q pagaria já q era o caso e eu n sabia, pq o acordo foi q pagaria o valor p ele realizar o canal, n sabia q o valor cobrado n estava incluso a radiografia, ele concordou. Falei tb q seria melhor p ele poder ver como a raiz do dente estava, pq se eu n pedisse p fazer esta radiografia, ele n ia fazer, ameaçou até extrair meu dente sem pelo menos tirar uma radiografia, este é um exemplo de profissionais q prestam serviços deficientes, mais uma vez, obrigada Dra. Ana Tokus.

  120. Obrigada Doutora, agora estou preocupada, pq como falei antes, já tem uns 2 meses q comecei este canal, inclusive foram 2 dentistas q me atenderam, o pai e o filho, pela ausência do pai no dia da consulta, porém pude notar q quando o outro dentista, no caso o filho, me atendeu, nossa, meu dente inflamou, passei uma semana com o lado do rosto inchado e doendo muito, quando retornei ao dentista, ele retirou o curativo e deixou o dente aberto por 3 dias para quando retornasse à consulta, então melhorou bastante, mas o q me deixou em dúvida, foi o fato do dentista desde o início do tratamento n ter feito e nem pedido um raio x, e o filho ate falou q tinha q tirar o raio x, mas o q começou meu tratamento n, e pelo q vejo, depois de quase 10 sessões, se tudo ocorrer bem, ele vai terminar o canal sem nenhum raio x, vai levar em conta so o fato de que estou sentindo dor ou n, então se n tiver com dor ele ira finalizar o canal e fechar o dente. E já fiz uns 3 canais e todos eram tratados de início com a análise de um raio x.

    1. Marilia, não é nem questão de estar correto ou não… é que sem radiografia não dá. O dentista não tem como saber o comprimento da raiz do dente sem radiografar… então como é que ele vai tratar?

  121. Vamos supor q dê os 30 dias do tratamento de canal q fiz mas a dor ao bater agua nele nao passe, qual seria o problema se minha endodontista disse q todos os nervos ja foram retirados? Desde ja agradeço.

    1. Cristian, enquanto o tratamento de canal não for concluído, pode até haver alguma sensibilidade com água fria. Mas depois do tratamento concluído, não faz mais sentido essa sensibilidade. Pode até haver algum desconforto, pois ainda há um processo inflamatório se resolvendo, mas não sensibilidade ao frio. Caso persista essa sensibilidade, pode ser do dente ao lado, por exemplo.

  122. Dra. boa tarde!

    Recentemente fiz a primeira sessão de canal no meu dente 26, onde o dentista fez a instrumentação dentro do dente, pelo que percebi no raio x eram 3 canais… mas esta doendo demais… é uma dor suportavel mas que incomoda muito! Se eu tento mastigar um arroz com esse dente, ja sinto uma dor do caramba, é normal isso ? Fiz a primeira sessão dia 07/10 e tenho retorno para continuar para o proximo dia 14, mas doi muito rsrs é normal ? Porque no mes passado eu fiz um canal em outro dente, mas parece que nao doeu tanto como este esta doendo :C

    1. Rodrigo, não que seja esperado, mas acontece. Muita gente gente não sente nada no intervalo das sessões, outras pessoas sentem bastante incômodo, como você relata. O questão é que há um processo inflamatório em curso, por isso a dor.

      1. Mas isso que vc fala “processo inflamatorio” passa rapido ? Porque é muito desconfortante essa dorzinha rsrs.
        No meu primeiro canal nao senti nada da anestesia e senti bastante dor com as “limas” no ato do tratamento. Desta vez eu senti uma dor muito forte no momento da anestesia, doeu mesmo, como se ele tivesse enfiado a agulha na raiz do dente, mas eu nao senti as limas dai… mas agora doi pra caramba, ele fez o curativo para prosseguir na proxima sessao, tomara que pare logo.

        1. Leva alguns dias, geralmente. Mesmo após o termino do tratamento de canal, o dente pode ficar sensível por alguns dias.

  123. Boa tarde Dra., troquei as restaurações dos dentes da frente e começou também a doer quando bate agua neles, mas antes de trocar nao doia nada, isso é normal? Desde ja agradeço.

    1. Cristian, é comum que os dentes fiquem um pouco sensíveis até 30 dias após uma restauração. Mais que isso, procure seu dentista pra reavaliar.

  124. Doutora, meu dente da frente quebrou, o dente 17, ta muito pequeno mas nao doi nada, sera possivel ser feito em apenas uma sessao por nao ter dor? Ou na primeira sessao ja e feito uma reconstruçao, pq ta feio, ta como se estivesse banguelo.

    1. Johne, é possível pelo menos fazer uma restauração provisória na primeira sessão. Procure um dentista pra avaliar.

  125. Boa tarde, minha dentista endondontista fechou hoje com a reconstruçao definitiva, mas eu ainda sinto um pouco de dor quando bate agua nele, isso pode ser normal pelo tratamento de canal ser recente? Desde ja agradeço.

    1. Cristian, o dente pode ficar um pouco sensível por uns dias depois do tratamento de canal, embora seja incomum que haja sensibilidade ao frio. Observe, se continuar assim por mais de 30 dias, procure sua dentista pra reavaliar.

  126. Bom dia,

    Passei por uma sessão de tratamento de canal, onde a dentista fez a “instrumentalização” do mesmo. Durou uns 40 minutos. Fechou com curativo.
    No retorno qual o próximo passo? E em média qto tempo demora essa próxima sessão?
    Pergunto porque tenho labirintite e preciso tomar medicamentos para ficar deitada muito tempo na cadeira, ela deita a cadeira de tal forma que sinto a sala rodar.
    Agradeço desde já.

    1. Angela, um tratamento de canal pode levar 1 sessão apenas, 2 sessões, 3 sessões… depende do caso. O tempo da sessão também varia, algo entre 30 minutos e 1 hora. Se você tomar qualquer medicamento, avise sua dentista, é importante que ela saiba.

  127. Boa tarde, me tira outra duvida, é normal sentir uma sensibilidade maior no dente q foi feito canal do q os outros na hora da mastigaçao? Desde ja agradeço.

  128. Olá Dra., e o Estevao, n sei se vc lembra da minha pergunta, se era normal um canal que a dentista ja estava fazendo ha 1 ano, bom a minha pergunta foi em março, até hj nada e sempre esta inflamado e o dente já se quebrou várias vezes, continuo sem terminar esse canal, vc acha normal não ter terminado de matar uma raiz??

    1. Estêvão, normal não é. Mas se o dente continua inflamado, não dá pra finalizar o tratamento, mesmo. O que sua dentista diz? Ela é especialista em tratamento de canal (endodontista)? Se não, seria legal a opinião de um especialista (ela mesmo poderia indicar um pra você).

  129. Entao a dor nao tem nada a ver com ainda nao ter feito a reconstruçao definitiva? E o certo é mexer novamente no canal? Desde ja agradeço.

    1. Certamente não tem a ver com o fato de você ainda estar com o curativo. Não dá pra afirmar pelo seu relato que haja necessidade de mexer novamente no canal, pode ser só uma sensibilidade passageira comum após o tratamento de canal recente.

  130. Boa noite Doutora, comecei um tratamento de canal há um mês, já foram umas 5 sessões, porém entre a 3 e 4 sessão passei mais de 15 dias sem ir ao dentista, antes n sentia dor, mas agora na 4 sessão o dente começou a doer, o dentista falou q como estava doendo n podia fechar o e q talvez tenha q extrair o dente. Minha pergunta é, depois de todas essas sessões é possível q tenha q extrair o dente?

    1. Marilia, infelizmente é. Tudo depende de como seu dente vai reagir ao tratamento de canal e das condições do tratamento em si, seu dentista pode ter encontrado algo que indique a extração (uma fratura, uma perfuração… depende).

  131. Entao, ela disse q ja foi concluido mas como eu disse q começou a doer ela nao quis fechar definitivo, mandou tomar nimesulida de 12/12 h por 4 dias e depois parar e retornar com ela, mas se eu falar q continua doendo ela vai querer abrir o dente e mexer no canal novamente.

    1. Pois é, Cristian… mas se você não disser que está doendo, ela vai fechar seu dente e, se for preciso mexer no canal novamente, será preciso abrir outra vez. 2 trabalhos, 2 custos.

  132. Obrigado pela resposta, entao posso pedir pra minha dentista fazer a obturaçao definitiva, porque esta com a massa provisória? Tendo em vista q essa dor é normal? Desde ja agradeço.

  133. Boa tarde, fiz um canal no molar superior direito, depois q fechou o canal começou a doer o dente quando bate agua no mesmo, essa dor é normal ou nao? Desde ja agradeço.

  134. Ola, bom dia!
    Estou fazendo tratamento de canal em um dente popularmente chamado dente do “juízo”, eu nao posso extrai-lo, pois os outros ja foram retirados e entao este ira fazer falta. Ja tem quase 1 ano que estou penando com ele, ele tem 3 raizes, mas uma insiste em ficar viva, sempre vou la, a dentista coloca os curativos, tambem limpa ele com tipo uma agulha, uma lixa, nao sei como é o nome dos intrumentos ao certo, so sei que quando coloca no dente doi pra caramba, lateja, e nao entendo como nao consegue matar esse nervo. Diz a dentista que esse dente é muito dificil fazer canal neles, pois os canais sao apertados. É possivel nao conseguir “matar” o nervo ou raiz desse dente? Ja to desesperada, ja tomei tanto antibiotico e ate agora nada de parar de incomodar, nao queria retira-lo, ate porque não posso, vai fazer falta na mastigação. Tem alguma soluçao pra este caso?

    1. Elivania, falta na mastigação o “dente do juízo” não faz, não. Ele pode ser importante no caso de apoiar alguma prótese, por exemplo, mas pra mastigação em si não, mesmo que você tenha perdido outros dentes. Então mantê-lo só é desejável no caso que citei ou se ele for “puxado” pra frente com aparelho, por exemplo. Porque tratamento de canal em terceiros molares é complicado mesmo, a anatomia interna desses dentes é sempre uma surpresa. Então pode acontecer de não ser possível o tratamento de canal, mesmo. Mas se voce for mantê-lo e sua dentista não conseguir concluir o canal, seria interessante a avaliação de um dentista especialista em endodontia… ela mesma pode indicar um.

  135. Oi, hj fui ao dentista, minha gengiva está muito inflamada, ele passou antibiótico, tomei e já melhorou a dor e desinchou, ele disse q provavelmente vou ter q fazer 3 canais nos dentes da frente se a inflamação não melhorar, estou muito preocupada, pq não sei se os dentes da frente ficaram feios, oq vc me diz sobre isso?? É comum canal nos dentes da frente?? E tbm se isso pode ser genético? Pq cuido muito dos meus dentes e isso aconteceu.

    1. Joyce, não há razão para seus dentes ficarem feios por causa do tratamento de canal. Sim, é comum a necessidade de canal nos dentes da frente, por vários motivos: cáries, traumas, etc.. Não é uma questão genética.

  136. Olá, boa noite, doutora.
    Há uns dias, vinha sentido uma dor em um dos dentes (anterior ao canino esquerdo, n24, se não me engano). A dor surgia principalmente durante processos de mastigação. Praticamente, desde que me lembro, só mastigo com o lado esquerdo da boca. Mudei o lado. A “sensibilidade” diminuiu. Havia também uma certa inflamação na gengiva, desse mesmo dente. Saía um pouco de sangue durante a escovação. Tentei marcar meu dentista, que infelizmente estava viajando. Quando ele retornou, viajei. Depois de duas semanas, vendo que não conseguia total melhora (o que me preocupava), mesmo utilizando Periogard, fui a um dentista novo (o que me apavora). Ele avaliou e disse, entre alguns outros detalhes, que precisaria tratar o canal. Estou fora da minha cidade e sem confiança de tratar o canal com este novo dentista. Seria racional de minha parte esperar, talvez, mais 7-10 dias, para voltar junto a meu dentista de confiança? O novo dentista disse que não era grave, mas já queria tratar-me nessa semana seguinte. Além disso, gostaria de saber se pessoas com bruxismo, refluxo, algum grau de ansiedade/depressão, podem ser mais susceptíveis a desenvolver problemas odontológicos. De qualquer modo, tenho tido relativo zelo com minha higiene bucal, que se torna maior a cada vez que apresento algum problema. Fico sempre com uma dúvida, além dessas: o tratamento de canal é tão complicado a ponto de exigir um profissional realmente de confiança? Nunca realizei esse procedimento, mas todos sempre me desestimulam a procurar novos dentistas. O novo dentista, que comentei, parecia um profissional, no mínimo, atencioso. A clínica é elogiada, por aqui. Gostaria de ouvir tua opinião.
    Agradeço a tua atenção e parabenizo pela sua disponibilidade em relação a todos os comentários.

    1. Susan, dá pra aguardar, sim. E sim, tratamento de canal pode ser um procedimento bem complicado dependendo do caso. Os tratamentos de canal “comuns” podem ser feitos por um dentista clínico geral, mas alguns casos, só por especialista (endodontista). Cabe ao clínico geral reconhecer isso e encaminhar o paciente, quando for o caso. Sim, pessoas com bruxismo, refluxo e depressão podem ser mais susceptíveis a desenvolver problemas odontológicos.

      1. Olá, Ana! Gostaria de tirar poucas dúvidas contigo. Como eu havia comentado, aguardei meu retorno. Fui ao dentista em que confio. O mesmo disse que o dente estava com uma tonalidade fora do padrão dos demais, mas que, por eu não ter sentido dores consideráveis exceto durante e após mastigações, que talvez não fosse caso para canal, necessariamente. Avaliou. Tirou um raio-x e disse que havia sim uma infecção (cárie?), uma infiltração. Disse que talvez fosse possível salvar o dente (evitar o tratamento de canal). Fez tudo com muito cuidado mesmo, muito pacientemente. Disse-me que havia conseguido enxergar (não sei como, hehe) a polpa, ou algo referente a ela, e que tinha um aspecto de polpa saudável, tom avermelhado, e que havia, também, conseguido limpar o dente (retirar a cárie…) sem ter precisado passar o limite (que separa a simples restauração e o tratamento de canal). Disse que provavelmente (não deu 100%) o dente ficaria okay, por sorte. Comentou que eu não deveria sentir dor nenhuma, talvez alguma sensibilidade. De fato, tenho mastigado e não tenho sentido incômodo real, mas às vezes parece que a gengiva sente alguma pressão, às vezes sinto um certo desconforto/irritação junto a ela, talvez ao redor (ao redor do dente), coisas assim (é muito difícil descrever sensações e impressões). A minha pergunta é… como fiz o tratamento recentemente, é possível que eu sinta alguma espécie de desconforto/irritação? Caso, apesar de todo cuidado do dentista, eu precise tratar de fato o canal, existe algum exame que diagnostique isso, algum padrão de avaliação, para saber se esse desconforto provém de algo do dente, ou algo referente à gengiva (tenho também estado gripado, com tosse seca, e pensei se sinusite poderia influenciar em algo – penso, mas não entendo bolhufas disso, obviamente)…? Tenho dúvidas em relação a isso, para eu não “me acomodar” e deixar o dente (caso precise de canal) em estado cada vez pior… Espero ter sido claro, agradeço tua atenção. Se possível, me ajude com tua opinião e conhecimento, hehe.

        1. Susan, sim, dada a situação é esperado que você sinta um pouco de desconforto ainda. O exame pra diagnosticar um problema de canal é essencialmente clínico, ou seja, seu dentista vai interpretar sinais e sintomas. Em se tratando de um dente superior, algumas vezes uma sinusite pode ser interpretada como dor dentária. Caso você perceba que seu dente continua doendo por muito tempo ainda ou que essa dor não diminui, procure seu dentista pra reavaliar.

  137. Olá doutora, minha pergunta é, o dentista pode errar em seu diagnostico ? É que ha uns 10 anos atrás eu fiz um canal no segundo pré molar, tudo certo, ano passado o nucleo do dente caiu por eu ter mastigado uma bala mentos, procurei um dentista este ano e ele disse que teria que fazer uma coroa, eu pensei por que ele só não faz o enxerto mas nao o questionei, fiz a coroa ha umas duas semanas atrás, tudo ok, mas de uns 5 dias pra ca comecou uma dor insuportavel na gengiva da coroa de uma lado só do dente, o primeiro pré molar na frente da coroa foi diagnosticado com canal só que não entendo, ele fez o teste no dente da frente esquentando algo com o isqueiro e passando algo bem gelado que tinha mais de 50º negativos, parece que é um produto para ver se o dente realmente tem canal, ele colocou esse produto gelado em todos os lados do dente que ele diz ser canal, mas não doeu, só doeu quando encostou na gengiva, é uma dor insuportavel, estou tomando ibuprofeno, a dor foi amenizada, mas ainda sinto uma latejação na gengiva, ele disse que é o dente e que eu estou associando essa dor a gengiva e a coroa, só que não é, doutora esse dente que ele diz que é canal está obturado com amalgama bem profundo, ele tirou um raio x e eu pude ver que a obturação está bem profunda, ele citou algo de oclusão do osso do dente com a coroa, disse que pode ser que o osso esteja se movimentando mas estou sentindo puxar uma dor até no ouvido, sabe doutora não confio muito nesse dentista, a mulher dele faz o meu tratamento do aparelho, ela olhou a radiografia do dente e eu nao senti confiança neles dizendo o diagnostico, ai doutora o que fazer ? Tenho medo de procurar um outro profissional e ele dizer que é canal só para ganhar o meu dinheiro, pois sei que existe muitos profissionais que não seguem a ética da profissão, o que vc me recomenda doutora ? Não sinto sensibilidade extrema, mas depois que ele cutucou minha gengiva, se eu tomo algo gelado eu sinto uma dor no meio da gengiva entre o dente e a coroa, não sinto dor com ar ou agua quente, o que vc me recomenda doutora, estou preocupadissimo, estava até pensando em procurar o endo que fez o meu canal, mas ele se aposentou, ele é um japoronga que tratou todos os meus irmãos, confiaria no diagnostico dele, sempre ouvi a premissa de que se o dentista é japones ele é confiavél, dito e feito, quando fiz o meu primeiro tratamento odontologico foi uma japonesa, ela me deva confiança e deixou meu sorriso lindo, mas ele acabou voltando pelo fato da contenção nao ser usada corretamente, aiai doutora :/ outra pergunta, como o dente pode evoluir para canal ? Eu escovo os dentes todos os dias, passo fio dental certinho, pq comigo ? Na infancia tomei muitoooo antibiótico, me disseram uma vez que eu tinha varios problemas dentarios por este fato, o que vc acha doutora ?

    1. José, claro que o dentista pode errar no diagnóstico! Quem dera não errássemos nunca. Mas a história toda que você contou faz muito sentido pra mim. O teste que seu dentista fez se chama “teste térmico”, e a ideia é verificar se o “nervo” do dente ainda está vivo. Então, mesmo parecendo estranho, quando o dente dói durante o teste é porque o nervo ainda está vivo… quando não dói – ou demora pra parar de doer -, é porque o nervo já morreu ou vai morrer, não tem mais volta… e a segunda situação se aplica a você. Então, seu dente tem indicação de tratamento de canal, sim. A dor na gengiva é por causa da infecção, e parece que há envolvimento periodontal também, ou seja, o osso ao redor do dente também deve estar com infecção (mais uma razão pra gengiva doer). E isso tudo pode acontecer em dentes com restaurações muitos fundas, essa é mais uma razão pra “dar canal”. Enfim… compreendo que você esteja desconfiado, mas o raciocínio do seu dentista me parece coerente. Não, antibiótico não estraga os dentes, isso é lenda. Existe apenas um antibiótico, a Tetraciclina, que pode causar manchamentos dentários se usado na época da calcificação dos dentes, na infância. Mas justamente por isso, ela não é usada mais na infância.

  138. Boa noite! Poderia me tirar uma dúvida: Tive de fazer dois canais, um em uma sessão e o outro em duas; fui hoje para terminar o da segunda sessão, mas a anestesia não pega de jeito nenhum. Nos dois foi assim, ela aplica apenas uma ampola da anestesia (é o suficiente?) e nada sinto de diferente. A dentista falou que poderia ser meu sistema nervoso, e realmente sou ansioso, porém quando extrai 4 sisos de uma vez, estava tão nervoso quanto ou até mais e a anestesia em 3 minutos fez efeito. Só tive problemas com a anestesia dessa dentista, minha prima fez um canal porém nela fez efeito. O que pode ser isso? Acabei não terminando o processo. Seria melhor procurar outro profissional? A anestesia dela, em mim, passa em menos de uma hora. Poderia me dar uma orientação?

    1. Eduardo, provavelmente o problema é o tipo de anestésico. Nas extrações os dentistas costumam usar mepivacaína, bupivacaína… que são mais “fortes”. Talvez sua dentista esteja usando lidocaína, por exemplo. Enfim, pode não ser nada disso, mas é uma hipótese plausível.

      1. Boa noite! Obrigado pela rápida resposta. Procurei um outro profissional e ele aceitou terminar o serviço. Pelo o que tudo indica, era sim o anestésico. Ele me explicou sobre alguns, e que, provavelmente, ela me dava um “fraco”. Senti mais confiança nesse. Contudo, o que eu passei nas três sessões foi bem traumatizante. Talvez, eu tenha tido azar com a outra profissional. E, acrescentando, acho que também pode ter ocorrido uma má técnica na hora de aplicar a anestesia. Espero que ocorra tudo bem agora.

  139. Tive um dente ocluso (acho que é esse o nome) aos 13 anos e precisei fazer cirurgia e usar aparelho para corrigir o problema. Acontece que foi horrível e doloroso. Sofri muito e peguei um trauma enorme de dentista. Desde que tirei o aparelho abandonei às idas ao dentista por puro medo mesmo, no início só de passar na frente de um consultório me sentia mal, tremia, chorava. Ano passado um molar inferior quebrou devido a uma cárie e só fui procurar um dentista esse ano porque outro dente (restaurado ha muitos anos) também quebrou e não estava mais conseguindo comer.
    Pois bem, foi um sacrifício mas consegui ir e não teve jeito, canal no molar inferior. Comecei ontem, o dentista deu anestesia (não pegou), deu outra anestesia (não pegou o suficiente) e foi abrindo o dente, ai veio o pesadelo… como as anestesias anteriores não foram suficientes ele resolveu fazer a intrapulpar (creio que seja esse o nome). MEU DEUS. Que dor!!! Mas ai ele conseguiu terminar de limpar o dente e colocar remédio e o curativo. Acontece que só vou em outra dentista pra fazer o canal daqui 2 semanas, e o dente com curativo parece sensível quando bebo água por exemplo. É normal? Outra coisa, estou DESESPERADA que pra continuar o tratamento tenha que levar outra anestesia dessa. Pode acontecer? A dor foi muito forte, só de pensar em passar por isso novamente me da pânico.

    1. Elaine, é esperado que o dente fique um pouco sensível, sim. E é altamente improvável que você tenha que tomar outra anestesia intrapulpar na próxima sessão, já que o dente já foi aberto, limpo e medicado. Fique tranquila.

  140. Olá doutora, queria tirar uma dúvida, de uns meses pra cá notei que um dos meus dentes superiores da frente, está meio escurecido. Não sentia dor alguma, nem vi bolsa de “pus” nada. Só que de 2 dias pra cá sinto uma dor quando bebo algo gelado, ou quente, e se bater algum vento, mas logo passa. Será preciso fazer canal? Ah, uso aparelho ortodôntico!

    1. Thamara, não posso afirmar, mas me parece que pode ser problema de canal, sim. Converse com o seu ortodontista, seria bom fazer alguns testes nesse dente pra ver se é caso de tratar o canal.

  141. Dra. Ana boa noite, meu nome é Vanessa e sou uma mãe desesperada, tenho um filho de 15 anos e eu faço tratamento nos dentes dele desde que ele tinha 9 anos, ele usa aparelho, enfim no sábado agora 22 agosto ele começou a gemer de dor de dente, não consegui contato com o dentista dele, e consegui outro, onde ele fez um raio x e falou que o dente do meu filho está inflamadíssimo, e que não poderia mexer devido ao inchaço, a gengiva até está cobrindo o dente bem como o aparelho dele, o dentista passou amoxicilina, flagil e tylex, ele está tomando desde domingo à noite, e de foi é aumentar a dor, e inchou de uma forma que até o olhinho dele não está abrindo, chega estar roxo, e até agora não desinchou, só que este dente que encontra-se inflamado é o mesmo que foi feito canal e coroa há três anos atrás, por favor doutora me ajuda, não aguento mais o sofrimento dele. Obrigada eu moro em Cajamar SP. Me ajude por favor eu imploro…

    1. Vanessa, hiperplasia gengival geralmente é motivada pelo acúmulo de placa bacteriana. A presença do aparelho dificulta a higienização e, se há uma coroa nesse dente, supondo que haja alguma desadaptação dessa coroa, isso pode favorecer a retenção de resíduos. Ele já está medicado e, no momento, o que ele tem que fazer é higienizar muito bem o local. Provavelmente é algo na gengiva mesmo.

  142. Doutora, tenho que fazer tratamento de canal no dente da frente, mas estou com medo de ficar sem a resina e ficar com o sorriso comprometido e feio esteticamente nos intervalos do tratamento, o que o Dentista pode fazer para que isso não ocorra?

    1. Luciana, por que ficar “sem a resina”? O acesso para o tratamento de canal, via de regra, é feito pela parte de trás do dente, então o curativo fica escondido, sem prejuízo estético.

  143. Olá doutora, tudo bom?
    Tenho uma dúvida: iniciei um tratamento de canal faz 2 semanas e meia, e após a primeira sessão, minha dentista pôs um curativo e tal; a segunda sessão estava marcada para esta semana porém tive de desmarcar, e agora, só dia 1 de setembro. Contudo, hoje, meu dente começou a latejar um pouco (ele é meio quebrado na ponta, então a massinha acabou quebrando nessa parte há alguns dias). Como devo proceder: ir ao dentista, ou esperar até o dia 1?
    Grato!

    1. Depende de como está a dor, Eduardo… o ideal, é claro, é ir ao dentista o quanto antes, mas se for só um latejamento, um incômodo, até dá pra esperar pelo dia 1o, que é logo.

  144. Boa tarde. Tenho um dente restaurado que dói. Procurei hoje um dentista para fazer o canal. Pois bem, ele avaliou no olho e disse que o canal pode ser feito em 1 dia. No que doi e no quebrado. Vai fazer raio x. É correto isso? Já fiz um canal que durou 2 sessões.

  145. Dra. Ana
    Comecei um tratamento de canal e já fiz três sessões ok, o que eu quero saber é pq meu dente fica dolorido, estou tomando medicação (meloxicam) passada pelo meu dentista, obs: eu só sentia sensibilidade quando bebia água gelada, foi feito um teste térmico e eu senti muita dor em dois dentes, porem o outro não sinto nada, mas o número 11 depois que passa o efeito da anestesia pronto, o dente fica dolorido, e agora estou sentindo dor quando passo o dedo na gengiva em cima do dente 11, já estou começando ficar preocupada e o meu dentista me falou que iremos esperar 2 semanas para próxima sessão, tomando a medicação e esperando o efeito da medicação, já tive vontade de procurar outro profissional, o que devo fazer?

    1. Valdene, como o tratamento de canal ainda está em curso, é até esperado certo incômodo. Seu dentista está trabalhando pra controlar a infecção, mas o controle da dor MESMO, só com o canal tratado. Até lá, pode haver episódios de dor espontânea.

  146. Dra,

    Fui ao dentista fazer um tratamento de canal e ele informou que existia um abscesso muito grande, porém, nunca senti dores nem inchaços no rosto, o que ele achou até estranho. Então ele passou os medicamentos e pediu que eu retornasse com 01 semana para fazer o canal. É motivo de preocupação? E se eu vou retornar pra fazer o canal, o que será feito hoje?

    1. Em princípio não, Gabriela… é só tratar. Na primeira sessaõ geralmente o dente é aberto para começar o tratamento e feita uma “limpeza” inicial.

  147. Olá Doutora.
    Eu comecei meu tratamento de canal faz 3 dias e tenho a segunda sessão marcada para daqui 2 dias, porém não poderei ir, acabou surgindo um oportunidade e terei que viajar por 3 semanas.
    Minha pergunta é, esse espaço de tempo, é perigoso?
    Corro algum risco?

    Abraços!

  148. Doutora, hoje de manhã fiz a primeira sessão de canal no meu molar. A dentista disse que ainda vão ser necessárias mais três sessões. Mas quando a anestesia passou, voltou a doer nessa região (é uma dor incomoda mas suportável), é normal? E acho que o curativo ficou bem alto porque quando mastigo sinto desconforto e começa a doer também. Ela me agendou pra daqui a uma semana.

    1. Sim Anderson, é comum um pouco de dor depois que o dentista “mexe”, principalmente logo após o efeito da anestesia passar. O curativo pode estar “alto”, por isso esse desconforto. Procure seu dentista, geralmente é só fazer um pequeno desgaste no curativo e o problema se resolve.

  149. Doutora, eu fiz um tratamento de canal já faz anos, fiz duas seções no publico, mas agora a massa caiu, estava querendo fazer extração, mas não sei se é a melhor opção, vc me recomendaria o que?
    Obs: vou começar um tratamento particular no fim do mes.

    1. Kaline, se o dente ainda é viável, sugiro que você o mantenha. Assim você não precisar usar prótese. Se o canal está tratado, bastaria restaurar esse dente (com restauração direta, bloco ou coroa, dependendo do caso).

  150. Doutora… Tinha uma cárie no dente da frente, pelo lado de trás, o dentista iniciou a restauraçao e sangrou. Ele disse que nao adiantaria terminar o procedimento, pois iria cair devido ao sangramento. Colocou um pouco, bem pouco de uma massinha branca, o resto do dente ficou aberto esperando até a outra semana. Só que está doendo muito, principalmente a gengiva é uma dor latejante. O dente nao dói e sim a gengiva. Antes o dente nunca doeu será que isso vai virar canal? Está doendo muito, o dentista errou em nao fechar?

    1. Ele fechou, Aline… só que apenas com um curativo. A resina é uma restauração adesiva, em meio ao sangue ela não se fixaria e acabaria caindo, mesmo. Se a dor é gengival, não vejo razão pra tratamento de canal. Mas se está doendo tanto, sugiro que você procure novamente seu dentista pra ver o que está acontecendo.

  151. Boa tarde Dra, descobri ha pouco que terei de fazer tratamento de canal no dente 26. Este dente sempre foi sensível, pelo que lembro. Em uma ida de rotina ao dentista no início do ano, comentei que o dente sempre me incomodava um pouco, a dentista abriu o dente e disse que possuía uma cárie, até aí ok. Ela abriu, quase me matou de dor, disse que a carie era mega profunda e tal, depois fechou e disse estar tudo certo. Logo na próxima semana já começou a dor, doía com água gelada, quente, quando eu mastigava, quando pegava ar… Será que tinha mesmo uma cárie ou a dentista quis apenas abrir o dente pra ver e “fingiu” ter algo só para cobrar do convênio?
    Troquei de empresa de trabalho recentemente e a de agora possui um plano odontológico muito bom, mas são poucas as clínicas que aceitam fazem a endodontia pelo convênio, por que isso? A clínica não recebe o valor do tratamento do convênio?
    Estou com muita dor, dói o tempo inteirinho, cada dia mais, parece que tem um coração batendo no dente. Alguma dica para amenizar a dor?
    Eu tentei salmora morna, além de nojento, não ajudou nada.
    Tomei durante dois dias Ibuprofeno 600mg de 4 em 4 hs, mas não fez nem cósquinha.
    Meu marido conseguiu pra mim uma clínica em outra cidade que atende pelo plano e em horário fora de serviço (ainda estou no contrato, não quero ficar saindo), só que é apenas sábado (08/08)! Estou com muuuuuita dor, o que posso fazer até sábado?

    1. Andréia, não é incomum que um dente recém-restaurado acabe evoluindo pra necessidade de tratamento de canal, principalmente em se tratando de cáries profundas. Pelo seu relato, não tenho razão pra desconfiar da sua dentista. O convênio paga o dentista sim mas, via de regra, paga mal (20, 30% do valor de um tratamento particular) e só depois de 1 ou 2 meses do tratamento concluído, isso quando não dá um jeito de glosar (negar o pagamento) por alguma questão burocrática, tipo “faltou a assinatura do Papa”. Com relação ao seu caso: enquanto o canal não for tratado, a possibilidade de dor existe. Você até pode tomar um analgésico, mas não é garantia de controle da dor. Me parece que seu dente ainda não foi aberto pra canal, se for esse o caso, se necessário, procure outro dentista em caráter de urgência antes do dia 8 pra, pelo menos, abrir o dente e fazer um curativo.

  152. Bom dia, Dra. Ana

    Estou em processo (ja fiz 8 sessoes) de um tratamento de canal, apos verificar um abscesso na raiz do primeiro molar inferior. Esse dente era doloroso ha cinco anos, desde que troquei a amalgama por resina. No ano passado, com dores terriveis no rosto, fui ha varios dentistas e todos disseram nao ser um problema odontologico, me orientando ir ao neurologista (diagnostico de neuralgia trigeminal… com exame clinico… apenas)… as dores passaram, mas agora surgiu o abscesso e o dentista recomendou o tratamento de canal. Nao sei se devido a infeccao… mesmo com anestesia as dores eram torturantes (tipo choque muito forte). Na penultima sessao apos a limpeza ele colocou algo com cheiro e gosto de cravo e fechou, durante dois dias senti o gosto de vez em quando… e percebi que estava… vazando… pelo abscesso. Na sessao seguinte falei pra ele, inclusive limpava com algodao e sempre aparecia uma gotinha amarela… com o odor de cravo. Ele me explicou nao ser possivel…. porque o dente estava selado (ai ai)… ok. Hoje ele colocou uma outra medicacao e fez o RX… que mostrou o medicamento saindo para fora do dente, na altura… do meio do canal radicular (nao no final). No mesmo canal, no finalzinho, era visivel um pouco do medicamento tambem saindo, mas ele disse que isso era normal… porem essa abertura acima, mostrava metade da medicacao vazando… dentro da gengiva. Ele disse que era um problema de ma formacao do meu dente, para eu retornar apos duas semanas com essa medicacao, que se estivesse, finalmente, sem infeccao… ele iria obturar o canal com MTA (100 dolares a mais… ai ai), na tentativa de fechar essa abertura… e daria um tempinho para verificar a resposta, antes de colocar a coroa definitiva. Porem, que talvez fosse necessaria a extracao. Lendo em casa… apenas encontro essa perfuracao como feita pelo dentista… e nao como uma ma formacao. O abscesso regrediu, as dores nas duas ultimas sessoes foram pequenas… o dente esta amarelo 🙁 . Ja teve algum caso assim?? É possivel essa fissura ser uma má formacao?? O MTA e bom? É alto o risco de perder o dente?? Estou na Coreia do Sul… e ele fala coreano… a comunicacao esta dificil. Obrigada.

    1. Rita, o tratamento de perfurações com MTA costuma resolver o problema, sim, é um ótimo material. Quanto à possibilidade de uma “má formação” ter causado essa perfuração, isso não ocorre. A não ser que o seu dentista queira dizer que seu dente tem uma anatomia “diferente” e, por causa disso, ele acabou o perfurando durante a abertura pra canal.

      1. Entendo. Na verdade ele disse que nao sabe a razao dessa perfuracao, mas que aparentemente era um defeito de nascenca. Perdi a confianca e estou preocupada agora. Pesquisei muito ate chegar a esse dentista. Na ultima sessao ele fez a limpeza e ao final me mostrou um creme amarelo e disse que era para absorver a infeccao. Colocou no canal e fechou novamente, dessa vez, pedindo que eu retornasse apenas em duas semanas e se a infeccao estivesse eliminada, iria obturar com MTA. Lendo muito sobre, verifiquei que antes e necessario o uso de hidroxido de calcio. Por favor, poderia me dizer quando tempo apos a lesao (pelo RX e uma perfuracao strip) deve ser obturado o canal (li que o tempo fara a diferenca)… e se mesmo usando esse creme amarelo que estou agora, sera necessario o CaOH? E tambem, se pode ser feito assepsia com CaOH e na mesma sessao fechar com MTA? O MTA nao podera sair pelo espaco perfurado antes de secar, assim como ocorre com a medicacao? Agradeco sua paciencia e disponibilidade em auxiliar 🙂

        1. Rita, não se preocupe com os detalhes técnicos… não é sua função. Cada dentista pode ter um protocolo diferente, as coisas não são “redondinhas” assim. Ou você confia no seu dentista ou não… e se você não confia, tem direito de procurar outra opinião.

  153. Olá Dra. Ana,
    Estou fazendo intercâmbio na Australia e acabei de fazer a primeira parte do tratamento de canal.
    Gostaria de saber se eu posso ficar só com essa primeira parte feita e terminar de fazer o tratamento no Brasil (em Dezembro), porque não tenho condições financeiras de terminar o tratamento aqui (aproximadamente 1200 dólares o tratamento completo).
    É perigoso fazer isso? Algum tipo de “curativo” aguentaria todo esse tempo? Obrigada desde já.
    Ana

    1. Ana, é possível esperar, sim. Porém sempre haverá o risco do dente doer e você ter que correr para o dentista pra trocar o curativo. Não é o ideal, mas dada a situação, ok. Geralmente o mesmo curativo pode ficar por até 6 meses. Procure não mastigar com esse dente, já que ele, apenas com curativo, está frágil e pode fraturar.

  154. Dra. eu fiz um canal ontem 20/07 para a retirada da raiz do dente porque estava bem inflamada, devido ao abscesso que eu tive e a retirada da raiz eu fiquei com essa bolsa na gengiva. Aí eu quero saber o que é isso, se e pus e quais as maneiras de tirar ou se tem como tratar com antibiótico, ou se não como é que é retirado o pus, eu quero saber se essa sessão é de simples execução? Por favor me responda.

    1. Afonso, sim, o abscesso é uma “bolsa de pus” dentro da gengiva. Nem sempre ela precisa ser esvaziada, depende do caso, às vezes o próprio organismo reabsorve esse pus. Se for feita a drenagem, é relativamente simples, é preciso fazer um corte para o pus sair. Se houver necessidade de medicação, o dentista vai prescrever.

  155. Doutora… quais sao os cuidados que é preciso ter na hora de extrair um dente que precisa de tratamento de canal ?

    1. Gabriel, se o dente tem indicação de tratamento de canal, não precisa ser extraído… e sim ter o canal tratado.

  156. Gostaria de tirar algumas dúvidas sobre a indicação do tratamento de canal e o tratamento em si…
    Estava sentindo incomodo no pré molar e negligenciei um pouco a ir atras de ajuda, não sentia dor permanente, mas com a ingestão de alimento gelado e quente, esse incomodo vinha aumentando, então fui ao dentista. Ao verificar ela ja informou que o tratamento deve ser de canal, e ainda disse que posso precisar de uma coroa =O. Confesso que fiquei assustada, principalmente em relação a coroa, pois pensei que isso fosse em casos extremos e também por questões estéticas.
    O dente a ser tratado é o elemento 15, se for preciso uma coroa ela ficará visivel? Quando sorri pode ser que dê pra notar?
    No caso ela abriu o dente e nao foi preciso anestesia, senti um incomodo suportável, ela colocou um curativo e não estou sentindo nenhum incomodo, isso não significa que não é tão profundo assim? =~~ Não seria necessário um rx pra confirmar a indicação de canal? Outra coisa, entre esse dente e o molar há um espaço que acumula muito residuo, com isso sempre uso fio dental e acabo machucando a gengiva, achava que o incomodo que sentia também estava relacionado a retração gengival, isso pode acontecer ou causar dor?

    Obrigada pela atenção e parabéns pelo blog que tira tantas dúvidas!! 🙂

    1. Any, o dente 15 pode aparecer quando você sorri, sim, no caso de um sorriso largo. Mas coroas podem ser muito estéticas, um leigo dificilmente notaria se tratar de uma coroa. Se o dente já foi aberto, já é “profundo”, já é tratamento de canal. A radiografia nem sempre traz informações relevantes quanto à necessidade de tratamento de canal, o diagnóstico envolve uma série de outros fatores (sintomas, testes térmicos, anamnese, etc.). Sim, parte do incômodo que você sentia podia ter a ver com a recessão gengival.

  157. Bom dia Drª, fiz um canal e logo após passar a anestesia começou a doer bastante, tomo anti-inflamatório alivia, mas com poucas horas a dor volta novamente, é normal sentir dor?

    1. Teoneide, não é normal que o dente doa bastante após a conclusão do tratamento de canal, embora algum desconforto seja comum. Procure seu dentista e relate esses sintomas.

  158. Olá,
    Resolvi ir ao dentista para que ele verificasse meus dentes e ele fez varios procedimentos (inclusive uma extração), e no dente superior esquerdo nº 25 ele detectou atraves de rx que a carie já estava profunda e que precisava de fazer canal, ele abriu, fez o curativo e mandou eu procurar uma dentista que faça canal (até então não doeu nada), já procurei e ela avaliou, não mexeu no curativo, mandou eu voltar com 8 dias e nesse periodo tomar anti-inflamatorio, pois o local da extração anterior ainda esta inflamada) e disse que era também para ajudar no tratamento que ela irá fazer no canal; ai Dra. Ana começa meu sofrimento, não consigo dormir e nem me concentrar em nada pensando neste bendito canal, tenho fobia de dentista e principalmente de dor, todos dizem que doi muito e que aplicam uma anestesia DENTRO do dente (que horror), me ajude, é isso mesmo ?????

    1. Não Alda, fique traquila! Se você não está sentindo dor, não tem razão nenhuma pra sentir no tratamento de canal… até porque, preventivamente, sua dentista até prescreveu um anti-inflamatório. Garanto pra você, não vai ter necessidade de anestesiar dentro do dente nem nada parecido, você vai ver, vai ser tranquilo. Esqueça o que as pessoas dizem, elas falam demais. 😉

      1. Olá Dra. Ana,
        Fiz o tratamento do canal ontem 29/07, não senti nada, foi muito tranquilo, e apos passar a anestesia também não senti dor e estou tomando a medicação que a medica passou para na volta com 5 dias já dar continuidade e encerrar.
        Estou respondendo para lhe agradecer e deixar claro que realmente tratamento de canal não é nada assustador como muitos me passaram.
        Obrigada !!!

  159. Bom dia Dra. Tive uma queda quando tinha 9 anos de idade que quebrou alguns dentes de leite, inclusive os dois da frente, nos ultimos anos este dente está um pouco mais amarelado, tirei um raio-X em 2011 e outro agora em 2015, a dentista falou que teve reabsorção, que a raiz ta curta e que estabilizou entre o raio-X de 2011 e 2015. O que eu queria é colocar aparelho para colocar os dentes para trás e fazer um clareamento dental, porém ela falou que era necessário fazer tratamento de canal, porém que é arriscado eu perder o dente, que o caso ta complicado, lembrando que ela também fez o teste de vitalidade, e neste dente eu não senti nada (aquele geladinho).

    Fiquei triste, fiquei sem opção, queria muita botar aparelho e clarear, porém é necessário tratamento de canal, mas a dentista falou que é arriscado perder o dente, e agora? Devo procurar quem? Um endodontista resolveria a situação??

    Caso eu colocasse um implante, eu tenho um sorriso alto, as vezes quando eu rio aparece a gengiva, um implante fica feio? Aparência diferente na gengiva?

    Muito obrigado, ficarei grato se responder!

    Esqueci de falar que não sinto dores neste dente e que fui em dois dentistas, e os dois falaram que é arriscado tratar o canal, porém não fui em um endodontista.

    Obrigado.

    1. Roldnei, aos 9 anos você já devia ter os dentes permanentes na frente, imagino que seja esse o caso (até porque você os tem até hoje). Não que seha “proibido” você se submeter a um tratamento ortodôntico tendo reabsorção radicular nesses dentes, mas sim, a movimentação ortodôntica pode levar a uma maior reabsorção e você pode perder seus dentes. É uma hipótese, não uma certeza. O tratamento de canal visa justamente prevenir isso, mas mesmo com o tratamento isso pode acontecer. E se os seus dentes não estão vitais, já têm indicação de tratamento de canal. Acho que a opinião de um endodontista é muito bem-vinda.

      Quanto a implantes, essa seria uma opção em caso de perda dos seus dentes, então não é algo com o que você precise se preocupar agora. Mas havendo suporte ósseo adequado, a estética deve ficar ótima, como um dente natural, mesmo.

  160. Olá Dra, ha algum tempo atrás iniciei um tratamento de canal no pré molar, mas não concluí! Fiquei com o curativo por muito tempo que acabou caindo, o dente está aberto e escuro, não dói, porém está apresentando mau cheiro. Hoje fui ao dentista e ele me recomendou passar pela endodontista pra ver se o dente ainda tem “salvação”. Corro o risco de perder o dente? Não dá pra fazer canal e por uma coroa?

    1. Corre o risco de perder o dente sim, Gabriela. A endodontista vai ter que avaliar pra ver se o dente ainda é viável, se for, dá pra tratar canal, colocar pino e coroa.

  161. Doutora, boa noite. Estou tentando finalizar um canal no meu dente, mas já fiz 6 sessões pra tentar finalizar, e não deram certo, porque dói muito durante o processo. A cirurgiã-dentista me passou até mesmo antibióticos e analgésicos. O antibióticos estou tomando há 1 mês, direto. E os analgésicos também. Porém, assim mesmo a dor não sai. Ela fez o raio X do local do dente, e não acusa inflamação nem nada quebrado. O que pode ser?

    1. A dor é da inflamação / infecção, Rodolpho. Nem sempre a radiografia traz alguma informação relevante, mesmo. Tem tratamento de canais que levam meses, até que os sintomas do paciente regridam. É preciso ter paciência ou mudar o plano de tratamento.

  162. Boa tarde Dra., estou iniciando uma reabilitaçao funcional em meus dentes devido a nao conseguir mastigar adequadamente em funçao de dentes quebrados, canais a serem realizados e extraçoes anteriores; porém a duvida que tenho é sobre um canal que uma Dentista trepanou e nao conseguiu corrigir alegando que os canais sao calcificados ou com desvio, devo extrai-lo e realizar um implante ou tentar corrigi-lo com MTA mesmo que o dente em questão nao pare de doer e esta ficando escuro? Parabens pelo seu trabalho, agradeço antecipadamente.

    Wilson

    1. Wilson, depende da avaliação do seu dentista. Se ele achar que dá pra fechar a perfuração e manter o dente, ótimo. Se não, é caso pra implante. Como os canais são calcificados, impedindo o tratamento de canal, e o dente está doendo, talvez o mais prático seja extrair e fazer o implante, mesmo. Converse com o seu dentista.

  163. Dra. Tudo bem?
    Eu já havia enviado minha dúvida aqui, pois fiquei 6 meses tratando um canal que nunca parava de doer, chegamos até a restaurar e ter que abrir de novo!
    Pois bem, faz duas semanas que finalizei o canal, mas ainda continua doendo e parece que minha gengiva entre o dente do canal (molar) e o dente do lado está retraindo, e tem um buraco entre os dois dentes, que parece ser na gengiva retraida, tanto é que quando eu como alguma coisa, gasto metros de fio dental tentando tirar a comida que entra nesse buraco. Meu dente era bem junto um do outro antes do canal, agora tem um espaço, onde fica esse buraco também.
    Eu entrei em contato com a dentista e ela disse que é só a gengiva e não dor no canal e me receitou um anti-inflamatório, mas meu medo é: se for o canal que não foi bem cuidado e ela não quiser abrir de novo, que risco corro?

    Muito obrigada mais uma vez!

    1. Sue, pela sua descrição me parece ser apenas a gengiva, mesmo. Estando o canal ok, seria interessante reavaliar a restauração do dente, às vezes o formato do dente após restaurado está favorecendo esse acúmulo de resíduos, o que é ruim é pode levar você a ter problemas.

    1. Maira, não é regra que o dente com tratamento de canal ou com indicação de tratamento de canal escureça. Mas poder, pode. Quanto antes você procurar um dentista pra tratar, menor a chance.

    1. Luciana, não é incomum que o dente volte a doer depois que o dente é fechado com o curativo. Nesse caso, a troca do curativo deve aliviar o problema. Entre em contato com o seu dentista.

  164. Doutora, eu quero logo fazer o canal, eu lembro q o pai sempre falava pra mim e pras minhas irmãs pra gente escovar os dentes, mas eu nem ligava e só escovava uma vez por dia… e deu no q deu, hj eu sinto a pior dor q já senti, ainda n pari né, mas por enquanto essa dor de dente é a pior. Doutora, a chance da anestesia não funcionar é pouca ?? Tenho medo de n pegar em mim e eu morrer lá na hora :'( e quanto tempo demora pra essa maldita da cárie atingir a polpa ??? bj Dra. linduxa

    1. Larissa, via de regra a anestesia funciona direitinho, sim. Ela não funcionar é uma exceção. O tempo pra cárie atingir a polpa varia, pode levar dias ou meses, mas eu não acho uma boa ideia ficar esperando…

  165. Doutora estou fazendo um canal e já vou pra ultima sessão, mais faltei a ultima e meu dente do canal esta ficando preto e doendo um pouco. Tem algum problema?!?!?

    1. Pode haver problema sim, Thiago. Procure seu dentista pra finalizar o tratamento e restaurar o dente adequadamente.

  166. Prezada Dra. Ana,
    Em primeiro lugar gostaria de parabenizá-la pelo excelente blog.
    Confesso que nunca tive medo de dentistas, mas cheguei no seu blog por um problema específico: estou há seis meses tratando um canal! Ocorre que minha dentista não é endodontista. Até então eu sequer conhecia esta especialidade (conheci no seu blog, rs). Após um tratamento de canal, ela fez uma prótese dentária, pois meu dente havia quebrado e não valeria a pena uma simples restauração. O problema é que após o “término” do tratamento meu dente continuou sensível e ela decidiu remover a prótese e retratar o canal. Como o problema não se resolvia, a pedido meu, ela me encaminhou para uma especialista que disse que meu canal era em curva, o que dificultava o acesso. Por fim, informou que tinha ocorrido um deslize da dentista anterior, que acabou perfurando o meu canal. A solução apresentada foi: fazer uma cirurgia para correção ou um implante.
    Fiquei muito chocada, pois tenho todos os dentes. Mas o pior, eu ter que decidir o que é melhor. Percebo que todos estão forçando para que eu faça o implante, pois dizem que a cirurgia não é garantia de solução. Mas arrancar um dente para mim é algo assustador.
    Você poderia me dar um conselho sensato e sua opinião sincera?
    Obrigadíssima,
    Eunice

    1. Eunice, se a possibilidade de extrair seu dente é tão assustadora pra você (quem dera todas as pessoas tivessem tanto apreço por seus dentes assim 🙂 ), não extraia. Faça a “correção”, o que em essência é simples, trata-se de colocar uma material pra fechar a perfuração e aguardar que seu organismo reaja de acordo. Isso feito e tudo dando certo, você mantém seu dente. Vale a pena tentar.

  167. Doutora, fui no dentista ontem e ele mexeu no meu dente sem anestesia e doeu muito, fiquei com mta raiva dele por n ter botado anestesia em mim, e depois sofri muito, uma dor insuportável, q n desejo pra ninguém, depois ele botou um remédio e fechou com um curativo, dps a dor passou… ele disse que vou ter q fazer canal, quando eu fizer o canal ele vai primeiro ter q aplicar anestesia ou primeiro vai ter q tirar o curativo sem anestesia? Pq n quero morrer de dor de nv :'( e quanto tempo tenho q ficar com esse curativo em mim??

    1. Sim Larissa, pra tratar o canal você será anestesiada, inclusive pra remover o curativo. Em princípio você não precisa ficar com o curativo, já pode começar o tratamento. Converse com o seu dentista.

  168. Olá doutora.
    Eu tenho q fazer dois canais, dois blocos em dois dentes, nos penultimos dentes em um lado da boca. O de cima e o de baixo. Ambos estao obturados ha muito tempo, desde pequeno, e estão com a obturaçao bem grande… o dente esta fino, acho q pode quebrar. Sera q o canal é a melhor alternativa?

    1. Daniel, se há indicação de tratamento de canal, não é uma opção: tem que tratar. Mas dentes com tratamento de canal, se bem restaurados – com os blocos, no seu caso – não ficam mais frágeis. É seguro.

  169. Boa tarde…
    Estou fazendo um tratamento de canal. Já foram 6 consultas. Só que em um dos canais a dentista n consegue descer com a lima (acho que e esse o nome dado as agulhas com medicamentos) ate o comprimento do dente. Desde a primeira consulta que ela n consegue prosseguir neste canal. Ela diz q vai fazer a obturação ate o comprimento que ela conseguiu chegar. Minha duvida e: esse e o correto a ser feito ? Vou ter problemas futuros por isso ?
    Obrigada.

    1. Kelly, o ideal é obturar o canal todo, claro. Mas alguns canais são atrésicos, ou seja, muito fechados, e outros estão até calcificados, totalmente interrompidos. Nesse caso, não há o que fazer. É questão de acompanhar.

  170. Uma duvida, eu fui ao dentista tirar carie, ao chegar la ela abriu o meu dente e viu que era um canal, ai ela fechou meu dente, isso tem 3 meses, so que ate hoje n voltei la por medo de fazer. So que agora vou voltar la, mas ainda estou com medo, so que ta dando tipo uma afta do lado do dente, tipo bolsa de pus, o que isso ? E tambem por eu ter demorado em ir eu passei mal, tava tomando antibiotico e acho que meu dente ficou fraco e quebrou um pedacinho, isso causa algum problema na hora do canal ? Vou ter que tirar ele ?

    1. Izabela, isso é um abscesso, o que revela uma infecção. É preciso tratar o canal logo, pra remover essa infecção. Se o que quebrou foi só um pedacinho da coroa, não tem problema, isso será corrigido depois do tratamento de canal, com a restauração. Não vejo razão, pelo seu relato, pra extração.

  171. Dra. Boa tarde. Tudo bem?

    Confesso que esse post me tirou muitas dúvidas, mas mesmo assim ainda tenho algo!
    Estou indo em uma dentista há 6 meses para tratamento de canal. Na verdade fui em uma para tratar uma cárie e acredito que ela tenha fechado o dente sem tratar totalmente, isso ocasionou o canal. Então mudei de dentista para o tratamento do canal, mas Dra., faz 6 meses que estou tratando, ela disse que canal de molar (com 4 canais) demora mesmo, mas tanto assim é normal?
    Eu vou 1 vez por semana, ou de duas em duas semanas, ela abre o dente, mexe nos canais, dói, ela limpa, coloca um remédio e eu volto depois, mas TODA vez que ela mexe nos canais, dói… ela já colocou remédio de tudo quanto é jeito, com laser e tudo mais e não está resolvendo, o problema agora que estou percebendo é que cada vez sobra menos dente, já vi que entre o dente do canal e o do lado está um buraco apenas com a massinha pra tapar e não tem mais dente. Não sei se você me entende… Mas a questão que me gera dúvida agora é: é normal tanto tempo para tratar um canal? É normal os remédios que ela está colocando não estarem fazendo efeito.
    Por favor, me ajude a sanar essas dúvidas.

    Muito obrigada!
    Sue.

    1. Sue, realmente alguns tratamentos de canal levam meses. Essa troca de medicação é procedimento comum, dependendo do caso… isso não quer dizer que a medicação não está fazendo efeito… ela precisa ser trocada, mesmo.

  172. Olá boa noite Dra., sou Marcelo, fui uma vez no dentista tentar resolver uma pequena dor no dente, ai ele me disse q teria q ser feito um canal, mas pela fama q tem de sentir muita dor optei em arrancar, mas ele nao quis arrancar, falou q meu dente esta ótimo não havia necessidade de arrancar… E hj estou sentindo dor, mas tenho muito medo de fazer esse abençoado canal.

    1. Marcelo, fico feliz que o dentista não tenha aceitado extrair seu dente. Tire da cabeça essa história de que tratamento de canal dói, PELO CONTRÁRIO, é ele que faz o dente parar de doer. A anestesia pra extrair o dente e pra tratar o canal é a mesma… e, anestesiado, você não vai sentir nada! Vá tranquilo, trate esse canal e restaure o dente… assim você mantém ele, a função e a estética, e não vai precisar de prótese.

  173. Olá Dra., fui a um dentista e ele diagnosticou meu dente como uma perfuração, então começou o procedimento, quando foi bem a fundo no dente disse que possivelmente poderia precisar de um canal, entao fechou o dente e mandou eu aguardar, faz 3 dias que dói, só que no segundo dia eu notei após passar a lingua que o dente tava tipo aberto, quando passei a lingua senti a parte interna do meu dente, poderia esse dentista após ter feito todo procedimento, e quando viu que era canal, fechou o dente de forma irresponsavel, o deixando alguma parte aberta? (detalhe, ele nao faz canal, vai me encaminhar a um outro dentista), eu fico com duvida se a dor que sinto é porque o curativo nao fechou o dente direito ou se é porque preciso mesmo fazer um canal.
    Aguardo resposta obrigado.

    1. Talles, eu não sei o que você chama de “perfuração”… mas se for uma perfuração endodôntica, já é caso pra canal, não é opcional. Se você sente um “buraco” no dente, pode ser simplesmente porque parte do curativo se desprendeu… não acho que o dentista “fechou o dente de forma irresponsável”. E se o dente por acaso não tiver sido aberto pra canal, a dor pode ser sim por causa desse “buraco”… e aí, restaurar resolve. Converse com o seu dentista.

  174. Dra. Boa tarde! Gostei muito do site e gostaria de fazer uma pergunta.

    Atualmente estou tratando um dente que iniciei um tratamento de canal ha mais de 1 ano e estava com curativo ! (rs.. não me mate! ) resolvi a tratar o canal.
    A dentista abriu o dente, limpou, aplicou medicação e fechou para a segunda seção.
    Porém, quando eu cheguei em casa e passou a anestesia, começou meu sofrimento, foram 2 dias de dor intensa, que eu nem podia encostar no dente! Doía muito.
    Retornei, contei a Dra. o que aconteceu, ela disse que se não passou de 48hrs, tá tranquilo.
    Fui para a segunda seção ontem! Abriu, limpou, selou o canal e PIMBA!!
    Hoje não aguento encostar no dente, sinto muita dor, só passa com SPIDUFEN.
    Aí eu pergunto, é normal isso? Será que não está fraturado alguma coisa?

    Obrigado e aguardo.

    João.

    1. João, mato não… se eu matasse toda vez que alguém me diz que ficou um tempão com o curativo em vez de tratar o canal logo, eu seria a maior serial killer odontológica do planeta. 😛

      Se a dor é controlada com a medicação, dada a situação, dá pra considerar “normal” sim. Cada vez que a dentista “mexe” o processo inflamatório reagudiza, por isso a dor. Mas via de regra isso vai diminuindo no decorrer do tratamento.

  175. Boa noite, Doutora iniciei meu tratamento de canal no dente da frente, o mesmo só tem um canal, mas demorei muito para procurar um dentista e só fui quando o dente já apresentava caroço na gengiva, só doí quando eu aperto ele, hoje fui para 2ª seção, ele retirou o curativo passou a lima e colocou medicamento e fechou o dente com o curativo, é normal após 2ª sessões ainda continuar com um caroço que doi quando aperta na gengiva do dente?

    1. É sim Johnson, seu dentista ainda está controlando a infecção, o tratamento ainda não foi concluído, pode ser que esse abscesso (o “caroço”) libere pus pela gengiva ou que seu organismo reabsorva o pus e ele nunca saia, mas isso leva algum tempo.

  176. Comecei a fazer tratamento de canal ha uma semana, minha próxima sessão e na segunda feira… estou com curativo. Tem alguma possibilidade de eu poder ingerir algum tipo de bebida alcoólica?

    1. Daniela, se você não estiver tomando nenhuma medicação – principalmente antibiótico – pode beber sim, sem problema.

  177. Olá Doutora, boa tarde!

    Dra. Ana, tenho uma carie muito profunda no meu 2° molar, minha dentista disse q tenho q fazer o tratamento de canal, tratamento esse q já foi marcado, porém Dra, estou completamente apavorado, tenho muito medo da dor q posso vir a sentir, tenho muito medo da anestesia intrapulpar q é ultilizada no tratamento, por muitas vezes pensei em extrair esse dente, dizem q doi menos, mas fico com um pé atrás, e também estudo para concurso e a falta de um dente poderia acarretar minha reprovação. Enfim Dra. Ana, realmente há motivos p/ pânico? É realmente muito dolorido? O fato desse dente não estar doendo agora tornará o tratamento mais confortável?

    Desde já, muito obrigado Doutora.

    1. Nenhum motivo pra pânico, Joaquim. Se o seu dente não está doendo, por que doeria durante o tratamento de canal? O tratamento de canal não causa dor de dente, ele remove a dor. A anestesia intrapulpar é uma exceção, ele não é usada em todo tratamento de canal… não vejo razão pra ser usada no seu. Extrair o dente não dói menos, primeiro porque nem uma coisa e nem outra é pra doer… e segundo porque a anestesia é a mesma para o tratamento de canal e para a extração, então qual seria a vantagem em extrair? Pois é, nenhuma, só um dente a menos e a necessidade de prótese. Enfim: se acalme, vai dar tudo certo. 🙂

      1. Olá Dra. Ana,

        Fiz um canal ontem, foi terminado no mesmo dia, mesmo o dente no raio x mostrar que tinha atingido a parte de baixo, o doutor me explicou que a parte escura mesmo depois do canal só com o tempo que irá sair, que meu organismo vai combater. Acontece que acordei hoje com a bochecha inchada e no dente de trás do que fez canal com um abscesso de pus, e onde fez o canal a parte abaixo da gengiva muito vermelha. Meu dentista viajou, e não consigo perguntar sobre. O que seria essa inflamação e o pus? O canal não foi concluído corretamente?

        Obrigada!

        1. Marta, como você mesmo disse, é um abscesso. Não dá pra saber se a origem é o dente com canal tratado – imagino que não – ou o dente de trás, o qual você relata estar com a gengiva inchada. Se possível procure outro dentista pra avaliar, já que o seu não está disponível, pelo menos pra avaliar e propor alguma medida de urgência e/ou medicação.

  178. Dra. Boa tarde!! Fiz um canal hoje e fiquei bastante preocupada. A Dra. fez o canal em única sessão, pode fazer assim? Porque das outras vezes demorou bastante.

  179. Olá Dra. Estou a fazer canal dum molar, e hoje foi a 2a sessão. O médico partiu a lima e ela ficou lá dentro, e julgo ter feito esforços para a retirar e não conseguiu. Depois de rx, ele disse me que não havia problema, que na terceira sessão ia fechar muito bem o dente, e a lima ficava lá que não tinha importância. Este dente será futuramente um pivô. Tem algum problema a lima ficar? Obrigada (escrevo de Portugal).

    1. Susana, dependendo de onde o fragmento de lima ficou, é possível deixá-lo onde está, sem prejuízos pra você.

  180. Fiz um curativo hj e logo em seguida uma dor insuportável, então fiz o canal no mesmo dia, pois a dor não parava, foi feita a remoção e um curativo, sinto dores como se estivesse dolorido, isso é normal?

    1. Paula, pelo que entendi foi feito um curativo endodôntico apenas (o dente foi aberto pra tratar o canal), e não o tratamento completo. É isso? Se sim, às vezes fica dolorido mesmo, a dor só vai se resolver com a conclusão do tratamento. Enquanto isso, você pode tomar um analgésico. Converse com o seu dentista pra ele sugerir um.

  181. Doutora, eu fiz minha primeira sessão do canal, comi algo duro e uma parte do meu dente quebrou, é possível continuar fazendo o canal ou é preciso extrair meu dente?

    1. Se a fratura não tiver atingido a estrutura / raiz do dente, é possível continuar o tratamento de canal normalmente, Amanda. Mas a restauração depois, talvez tenha que ser diferente, um bloco ou coroa, por exemplo.

  182. Olá, ha um tempo comecei meus tratamentos, removi varias caries de varios dentes, mas um deu que poderia ser canal, a dentista colocou uma massinha temporaria, mas devido a alguns problemas com convenio nao pude fazer a avaliaçao, o tempo passou, a massinha saiu, e ele ficou aberto por um tempo, é o ultimo dente de tras antes do siso, agora ele doi com temperaturas, doi demais se eu usa-lo pra morder, e doi sem motivo as vezes a noite, sei que vou ter que fazer canal, mas a questao como é o procedimento, a anestesia vai realmente amortecer a dor? Pq so de morder é uma dor forte, imagina fura-lo, sendo q o dente de tras ele deve ter uns 4 ou 5 canais, geralmente demora quantos dias? (Sei que varia de caso pra caso, mas eu queria uma media), eu sei que fazer canal nao é gostoso, deve ser desconfortante, mas é ctz de que posso ir sem medo de sofrer de dores no consultorio?

    1. Filipe, anestesia serve pra isso mesmo: garantir que você não vai sentir dor enquanto o dentista faz o tratamento. Vá tranquilo, em princípio não há razão pra que a anestesia não funcione em você. O tempo de tratamento depende, como é um molar, eu diria que de 2 a 4 sessões.

  183. Boa tarde Doutora, fui na dentista hoje pois tenho um dente q está quebrado de uma maneira bem funda. Ela tirou raio x e disse q está com uma cárie profunda, mas ainda não atingiu a polpa, mas que não tem como mexer sem atingir, então há necessidade de canal. Não sinto dor, apenas sensibilidade ao gelado e ao doce. Queria saber se mesmo não tendo atingido a polpa realmente não há outras alternativas. Como sou muito medrosa penso se não tinha outras maneiras.

    1. Gessica, só “mexendo” pra saber. Na radiografia geralmente o que se enxerga é uma situação um pouco “menos séria”, ou seja, se na radiografia a fratura está muito próxima à polpa, na hora de tratar o dente provavelmente a fratura já tenha atingido o canal. Mas isso depende, pode ser que no seu caso isso não tenha acontecido.

  184. Obrigado Dra. Ana, liguei para o dentista e ele falou que é normal doer nos primeiros dias, me passou um analgésico mais forte e disse que caso nao melhorasse eu retarnasse que ele avaliaria a possibilidade de canal, ele disse que a dor se deu por conta do procedimento em que ele mexeu no dente e retirou a cárie que estava um pouco profunda, dormi as 4 da manhã depois de muito penar com dor e tomar 3 comprimidos em pouco espaço de tempo, acordei sem dor alguma, mas depois que tomei café da manhã voltou a doer, liguei para ele disposto a arrancar mas ele preferiu esperar mais uns dois dias para saber ao certo o que fazer, ele não cogitou a possibilidade de extraçao por se tratar de um dente muito importante que é o primeiro molar, fico agradecido pela sua ajuda e parabéns seu trabalho, está sendo de grande ajuda para leigos como eu que aprendem mais com essas dicas.

  185. Dra. Ana, senti algumas dores em um dente restaurado, pensei que fosse infiltração, mas ao ir ao dentista ele disse que poderia ser um caso de canal, mas que o dente ainda tinha “salvação”, ele fez o procedimento sem anestesia e colocou o curativo, senti um leve incômodo assim que sai do consultório, mas agora a noite a dor está insuportável, não consigo dormir mesmo tomando analgésicos, isso se deve ao fato de o dente ainda estar inflamado ou tem infiltração na “massinha” ?

    1. Hudson, é por causa de uma inflamação chamada “pulpite”, que é a inflamação do “nervo” do dente. Não sei se o seu dentista abriu o dente pra canal ou se só removeu a restauração e colocou um curativo mas, de qualquer forma, seria bom procurá-lo pra reavaliar e ver o que está acontecendo.

  186. Dra. Iniciei um tratamento de canal, hoje faz cinco dias, estou com curativo, as vezes meu dente dói, mas é uma dor suportável, estou preocupada, o que pode ser a causa da dor ? Só retornarei a minha dentista de amanhã a oito dias. Grata !

    1. Amanda, às vezes o dente fica dolorido durante o tratamento de canal, mesmo. Não significa, necessariamente, que há algum problema.

  187. Ola! Comecei o tratamento de canal e tive que fazer uma viagem, adiei o tratamento, porem ja se passou quatro meses e ainda estou com o curativo no dente, e acho que so precisa tirar e colocar o material para fechar o dente, estou certa? Eu posso dar continuidade no canal? Ou terei q recomeçar o tratamento?

    1. Beneline, depende… se nesse tempo o curativo ficou íntegro, vedando bem o seu dente, e o seu dentista já terminou de instrumentar (limpar, dar forma) o canal, é só prosseguir com a obturação do canal e a restauração do dente.

  188. Bom dia dra.
    Tenho 25 anos e estou com um problema no dente 46.
    Subitamente comecei a sentir uma dor nesse dente e logo procurei a dentista. Ao tirar um raio x, nada foi constatado, e então a profissional sugeriu que abrisse o dente (o qual já era restaurado ha alguns anos) para ver o que estava acontecendo. Ao abrir o dente, a dentista viu que ele estava com infiltração e fez o procedimento de uma nova restauração com forramento. Ao passar o efeito da anestesia, senti que o dente ainda estava sensível. Como a dentista relatou que a restauração foi profunda, achei que a sensibilidade era normal e passageira. Mas não foi. Duas semanas após a restauração resolvi procurar outro consultório, no qual me indicaram a realização de um raio-x em clínica especializada. O laudo diz que no dente 46 existe: Osteíte condensante – áreas osteoescleróticas e osteolíticas na região do dente 46; Rarefação óssea cincunscrita associada ao dente 46; Reabsorção radicular externa associada ao dente 46; Presença de reabsorção horizontal da crista óssea alveolar entre os dentes 46 e 47. Bom, venho sentindo uma dor na gengiva em cima do dente 46 quando a aperto com o dedo, e meu rosto está um pouco inchado do lado direito… Amanhã é meu retorno com a dentista dessa segunda clínica para avaliar o raio-x, mas gostaria da sua opinião também.

    Abraços e fico no aguardo.

    1. Mayara, a presença de osteíte condensante (que é uma área radiograficamente “esbraquiçada” em volta da raiz do dente) revela que há uma inflamação do nervo do dente (pulpite) ou já necrose pulpar. Pela sua descrição, de forma geral, me parece que é caso pra tratamento de canal.

  189. Dra. meu filho de 4 anos foi para segunda sessao de canal hoje. A dentista tirou o curativo, lavou com agua, secou e restaurou definitivamente. Quando questionei se ela nao iria retirar os nervos do canal… ela me disse que nao era necessario… pois ja estava morto… Fiquei apavorada com medo de dar uma infeccao.

    1. Suely, não é porque o “nervo” do dente está “morto” que ele não precisa ser removido… mas em dentes de leite às vezes nem há “nervo” pra se remover, porque a raiz do dentinho já reabsorveu (em parte, pelo menos), nesse caso bastaria limpar o interior do dente e colocar uma medicação. Pode ficar tranquila, a dentista não iria fechar um dente com infecção.

  190. BOM DIA, FIZ O PRIMEIRO PASSO DO MEU DENTE ONTEM, O CANAL DO MEU DENTE, DEPOIS QUE ELE FEZ O PRIMEIRO PASSO PARA MATAR A RAIZ, AGORA EM CIMA INCHOU, O QUE FAÇO?

    1. Ronaldo, não é incomum que haja esse inchaço em meio ao tratamento de canal. Quando é a próxima consulta? Se for nos próximos dias e não estiver doendo, você até pode aguardar. Mas se você preferir ou achar necessário, procure seu dentista antes.

    2. Boa tarde dra. Estou tratando um canal de um dente inferior há 4 meses.
      Por varias vezes esse tratamento ja deveria ter terminado, mas cada dia que eu vou no consultorio parece que inventam uma desculpa, e so vai adiando o tratamento. Por fim foi marcada a data para o fechamento do canal, a dentista fez uma instrumentação na qual senti muita dor, porem disse ela ser normal, fechou e deixou em observação por 3 dias, começou uma dor insuportável, abriu-se então o canal novamente, me receitou anti-inflamatório e antibiotico e analgésico, e mesmo assim continua incomodando muito, ja não sei mais o que fazer, por favor me oriente, o que devo fazer?

      1. Isnar, em princípio, apenas confiar na sua dentista. Alguns tratamentos de canal demoram mesmo, há certas condições que impedem a conclusão do tratamento (presença de dor, secreção, infecção, etc.). Você deve se enquadrar em um desses casos.

  191. Dra.

    Meu filho de 4 anos fez a primeira sessão de canal, sofreu muito após 3 anestesias… ainda chorava de dor… voltou pra casa com o curativo e não esta sentindo dor… a dentista marcou para voltarmos em sete dias para finalizar o canal. Será que ele vai sentir as dores novamente?
    Estou muito assustada!

    1. Acredito que não, Suely. A conclusão do canal talvez nem exija anestesia, depende do caso. Mas acho que o choro dele teve mais a ver com o medo do que com a dor.

  192. Dra. Ana, meus cumprimentos.

    Estou em um terrível dilema. Em outubro/14 a gengiva atras do meu dente tratado de canal (ultimo antes do siso – que foi arrancado em 2011) começou a apresentar um odor pútrido, ruim mesmo. Não havia nada ali até então: gengiva com odor ruim, dor no dente ou gengiva inchada, tanto numa bolsa ou acima do dente. Certa vez a gengiva inchou e havia uma bola de pus, e precisei da intervenção da Perio para limpeza. Passados 4 meses, a gengiva voltou a inchar, e dessa vez havia uma bola acima do dente, que ao ser pressionada doía horrores. Fiz nova intervenção, dessa vez com o Clinico. Narrei a ele que estava sentindo dor moderada com quente e frio no dente, mas ele me garantiu que seria impossível ter dor em dente tratado de canal. Fui para a Perio e ela, examinando radiografia, acha que o problema esta nesse dente e no canal, que precisaria ser retratado. Pois bem, o Clinico quer que eu faça uma cirurgia na gengiva (cunha distal do 37 para reduzir profundidade de bolsa). Atualmente a bolsa na gengiva esta “vazia” porque sofreu intervenção e limpeza profunda (mas continua exalando odor pútrido sempre que passo fio dental e a forquilha), mas estou com dor moderada no dente quando mastigo e bate ali um alimento mais compacto, é como se ele estivesse sendo apertado, como se fosse explodir.
    Um quer intervenção cirurgica na tal bolsa e não abriu o dente 37 por aceitar que esta tratado de canal, a outra profissional vê que há indícios do canal precisar ser retratado pela narrativa acima. O que eu faço? Percebeu meu dilema? Obrigada desde já por sua presteza e atenção a mim. Abraços. Paula

    1. Paula, o que falta aí é um diagnóstico conclusivo. Se o canal do 37 está tratado, realmente a dor não deve ter origem nele (ou só no canal dele). Talvez seja algo que chamamos de “endoperio”, ou seja, uma infecção conjunta do canal e dos tecidos em volta da raiz do dente, onde está a bolsa periodontal. Eu começaria tratando a gengiva, porque o problema gengival é certeza que você tem. Se depois for verificada a necessidade, realmente, de retratar o canal, retrata-se o canal.

    2. Dra. Ana, como sempre, meu muito, muito obrigada por sua atenção e presteza. Tenho Endodontista na 4a e ele verá o que se passa e vou ao Periodontista na semana que vem, para que ele examine e avalie o que há. O “estranho” é que sinto dor no dente que sofreu canal e até uma dorzinha leve no ouvido eu tenho sentido. Depois deixo aqui, se for de seu interesse, obviamente, as conclusões dos 2 Especialistas. Abraço grande e super obrigada sempre. Paula.

        1. Dra. Ana, olá. Bingo!! Estava / estou com endoperio. Fui ao Endodontista e ele, ao radiografar, percebeu o mesmo que a Perio: dente com canal mal sucedido (para não dizer mal feito hehehe, segundo o próprio). Fiquei na cadeira das 9h até as 11h30 porque o canal ainda apresentava resto pulpar (é isso? ou escrevi errado?) e saiu muito, muiiito pus mesmo. Mas ele acredita em sucesso porque o transcorrer desse 1o. encontro tudo foi a contento (menos mau =o} ). Gostaria Dra. Ana de agradecer-lhe imensamente o diagnóstico perfeito (o Endodontista pediu que eu registrasse isso a você) e a ajuda para que eu conseguisse sucesso e não perdesse o dente.
          Obrigada mais uma vez e sempre. Grande abraço. Paula.

  193. Olá, tudo bom? Doutora, comecei meu tratamento de canal q será em 3 sessões. Na primeira doeu muito, pois ela furava meu dente, com isso eu delirava de dor. Eu to com o curativo e gostaria de saber se na segunda sessão vou sentir essa mesma dor? Lembrando q eu tava anestesiado, e ate reclamei da dor com a doutora, pois sempre vejo relato q não doi. O meu na hora foi horrível, que dor!

    1. Tiago, a chance de doer na segunda sessão é bem menor, já que a abertura do dente já foi feita e, provavelmente, uma instrumentação inicial.

  194. Boa noite,

    Escrevo para relatar a minha experiência no primeiro canal que terminei hj. Cerca de dois meses atrás estava comendo e senti um pedacinho do dente se quebrando, na hora fiquei desesperada pois tenho pânico de ir ao dentista. O dente não doía nada, mas se quebrou, algo errado tem.
    Marquei a consulta com o dentista e fui pra ver o que dava e deu, o dentista radiografou e viu que era preciso fazer canal, pois já era um dente com restauração. Pronto o desespero bateu, marquei para começar uma semana depois, e que semana, me deu tudo, dor de barriga, insônia, chorava com medo do tal canal.
    No dia que fui começar acordei péssima, sem vontade de nada, mas na hora marcada fui ao consultório, com pânico sentei na cadeira e o dentista me anestesiou e começou a tirar a restauração antiga… ah aquele barulho infernal do motorzinho… afff ninguém merece… senti uma dorzinha chata… logo passou… E ai veio ele com aqueles ferrinhos cutucando o dente, era o tal canal… não senti dor quase nenhuma apenas um incômodo, depois colocou um líquido e colocou o curativo, fui para casa, qdo passou a anestesia senti uma dor chata dentro do dente, tomei o remédio indicado por ele e foi melhorando. E assim foi feito durante cinco semanas que durou o tratamento, até ser feita a restauração que foi hj e confesso uma coisa, apesar do meu pânico de dentista e de fazer um canal, foi bem melhor do que eu esperava, a dor foi bem pouca e suportável, e acredito eu que ter ido logo ao dentista mesmo sem ter dor contribuiu para que fosse assim mais fácil.

    1. Obrigada pelo testemunho, Fernanda. Seu relato é importante porque, quando tudo dá certo, as pessoas geralmente não se preocupam em contar como foi… e aí o que temos em espaços como este é um monte de histórias “assustadoras” sobre tratamentos de canal sofridíssimos! E aí é que está, você tocou no ponto chave: seu tratamento foi tranquilo porque você procurou o dentista assim que percebeu um problema… você não ficou esperando o problema ficar enorme pra só aí procurar ajuda. Pode ter certeza: foi decisivo. Bom pra você, que teve seu problema resolvido sem sofrer. 🙂

  195. Ana, boa tarde.
    Fiz a primeira sessão do tratamento de canal há um dia, depois que a anestesia passou só senti um incomodo que acredito ser normal, já que a dentista mexeu no dente, mas no dia seguinte já estava normal. Não sinto dores no dente e nem próximo a ele, mesmo que eu faça uma pressão com a arcada dentária fechada com isso pressionando um dente contra o outro, porém quando a ponta do meu dente superior encosta/bate no curativo que está no dente inferior eu sinto uma fisgada (somente quando bate especificamente no curativo). Isso pode acontecer mesmo ou foi algum problema na hora de finalizar a primeira sessão?
    O canal esta sendo feito no dente anterior ao ciso, na parte inferior.
    Desde já agradeço!

    1. Dra. Ana,
      Só pra retificar a minha pergunta, ou é pelo fato acima citado ou pelo fato de ser muito recente e o dente esta um pouco sensível, pois fiquei em frente ao espelho para ter certeza que o problema era quando encostava no curativo para não dar uma informação incerta e percebi que meu dente superior aparentemente não encosta no curativo e que quando fecho a boca com um pouco mais de força ele da essa fisgada que mencionei anteriormente.

    2. Fagner, enquanto o tratamento não for concluído, o dente pode ficar sensível como você relata. Mas pode ser que o curativo esteja um pouco “alto”, isso explicaria a “fisgada”. Converse com a sua dentista.

  196. Olá, doutora, fui ao dentista na quinta e a médica disse que precisava de canal. Dois anos atrás fui ao dentista e o mesmo disse que precisava do tratamento, mas estou fazendo só agora…
    Amanhã inicio o tratamento e não sinto dor, na última consulta a única dor que senti foi a da anestesia, ela deixou um curativo, e não sinto dor também. Será caso de extração?
    Queria saber se dói… estou com medo, sabe?
    Agradeço a resposta desde já.

    1. De forma alguma, Ana. Se a dentista está tratando, é porque tem tratamento. E se não dói, melhor ainda. Agora é só concluir o tratamento de canal e fazer a restauração adequada.

  197. Bom dia, Doutora! Meu nome é Bruna, e estou fazendo um tratamento de canal, fiz 3 sessões, na última sexta-feira 10/04 foi a última, só que durante o tratamento senti muito desconforto. O tratamento é no dente superior, e tive de fazer o canal por causa de uma cárie profunda que logo depois formou um abscesso na gengiva. Mas a dentista fechou o canal, mesmo eu sentindo desconforto. No dia seguinte ao tratamento sentia meu dente pulsar, e um dia após deu outro abscesso com pus. Gostaria de saber se ela fez o procedimento certo, pq pelo que li o canal só deve ser fechado qdo o paciente não sentir nada, infelizmente não foi meu caso. 🙁 Desde já agradeço. Bruna.

    1. Bruna, não tenho como comentar a conduta da sua dentista apenas com base no seu relato, não seria ético nem justo da minha parte. Em tese sim, o ideal é concluir o tratamento de canal quando o paciente não sente nada, o problema é que via de regra o paciente sente alguma coisa, pelo menos o incômodo do processo inflamatório, uma pericementite, etc., sintomas comuns no período de “cura” do dente (após o tratamento) e que diminuem e desaparecem.

  198. Olá, estou apavorado, fui no dentista pra restaurar o dente 26, porém, estava doendo muito e ela não consegiu concluir, então ela colocou um curativo e marcou um canal pro dia 28/04/15, ela falou que não era pela cárie e sim pela dor que mesmo com anestesias eu estava sentindo muita dor, sim estou apavorado porque perguntei a pessoas que já fizeram tratamento de canal e todas falaram que dói e dói muito. 🙁

    1. David, as pessoas falam demais… não leve a sério. Você já ouviu alguém contando que fez um tratamento de canal e não sentiu nada, deu tudo certo? Não, né? Os motivos são 2: as pessoas procuram o dentista já com o dente doendo (então a dor não é do tratamento, mas do dente em si) e contar uma história em que não há sofrimento é bem menos “interessante”… não tem “graça”. Vá tranquilo e confie na sua dentista.

  199. Olá doutora!
    Comecei um tratamento de canal, pois estava doendo muito meu dente e ele teve que abrir. Isso foi na quinta, e no sábado iria fechar, mas acabou não dando! Então eu posso beber bebida alcoólica com o dente aberto, ou seja, sem curativo? Sendo que estou tomando amoxicilina, pois ele receitou apenas pra não infeccionar!

    1. Não, Calinca. O problema não é nem o dente estar aberto, mas você não pode beber se estiver tomando qualquer medicação.

  200. Boa tarde. Iniciei um tratamento de canal hoje… a Dra. abriu o dente, fez a limpeza das raízes e fechou… marcou para eu retornar daqui 15 dias para retirar este fechamento provisório e finalizar… Porém, está doennnndo muiiito… é um dente superior… Na verdade, a dor é até suportável sem encostar em nada… massss se encostar a lingua ou no dente debaixo, vejo estrelas… doi demaisss… Ela disse que a raiz do dente nao estava contaminada com a carie, mas uma outra dentista disse que pela radiografia a carie estava quase na raiz… entao teria que ser feito canal… e assim eu fiz… Não receitou nenhum medicamento para tomar…
    É normal esta dor toda?
    Grato.

    1. Elton, não é incomum que o dente fique sensível logo após a conclusão de um tratamento de canal. Isso costuma ser passageiro. Mas você pode tomar um analgésico pra passar por essa fase com mais conforto. Converse com a sua dentista pra ela prescrever um que seja adequado.

  201. Olá, tudo bom?

    Tenho bruxismo que acabou comprometendo meu dente a longo prazo (último dente embaixo, antes do siso). Uso placa de bruxismo há uns 2 anos, mas acho que esse problema é bem mais antigo. Enfim, semana passada tive forte dores do nada e abri o canal – hoje fiz minha segunda sessão, porém a dentista me repassou a outro consultório pois há a necessidade de utilizar um microscópio. Segundo ela, não é possível visualizar a olho nu meus canais (que estão fechados e comprometidos por conta do bruxismo). Sendo assim ela colocou o tampão novamente e vou a uma outra clínica com microscopio para fazer minha 3a sessão. Desde a primeira sessão (mais ou menos 1 semana atrás) não tive dor, nem inchaço, nem desconforto, sensibilidade ou qualquer outro problema/complicação. Vida normal. Mas mesmo assim não é possível fechar o canal e finalizar o tratamento? Será que alguma coisa ainda está necrosada? Notei que o tampão que ela colocou na semana passada ficou um pouco “escurinho” depois de 1 semana, mas não senti nenhum tipo de incomodo, nada. Isso seria algum sinal? OBS: hoje o tampão foi trocado novamente.

    Obrigado Dra. Ana. É ótimo e de muita utilidade seu trabalho aqui, pois nos passa uma segunda opinião e podemos entender melhor nosso problema dental. Novamente obrigado.

    1. Ivan, se o canal ainda não foi tratado (dada a dificuldade), não há como dar por concluído o tratamento. Se mesmo com o microscópio não for possível realizar o acesso ao canal, aí sim, pode-se considerá-lo calcificado ou atrésico (fechado) demais e sem possibilidade de tratamento. Nesse caso, será feito acompanhamento periódico e o dente restaurado.

      1. Oi Dra. Ana,

        Gostaria apenas de deixar aqui meu feedback. Acho interessante deixar constado aqui o parecer final do meu tratamento para futuras leituras de outros que estão eventualmente na mesma situação! No meu caso, não tenho cáries e nenhum outro problema, tudo causado pelo bruxismo! Portanto, quem estiver lendo, não deixem de tratar o mesmo assim que souberem!

        Hj fui ao dentista endodontista com microscópio. Acabei indo em um que julgo de confiança (conhecido da família – isso influenciou no meu psicológico). Enfim, descobri que a profissional anterior que não conseguiu ver os canais também deixou um pedaço da lima quebrado dentro do meu dente / gengiva. Aparentemente me disseram que isso não é incomum e o endo de hoje já retirou e conseguiu abrir todos os canais. Estou com o curativo novamente e semana que vem aparentemente já fecho. Depois terei que fazer uma coroa por conta de uma fratura que foi diagnosticada (culpa do bruxismo). Mas sinto que está tudo bem encaminhado e que tudo ficará bem.

        Bom Dra. Ana, é isso! Obrigado novamente e que esse blog seja sempre um sucesso! Grd abs!

        1. Obrigada pelo relato, Ivan! Fico aqui na torcida pra que tudo termine bem, certamente você está em boas mãos. 🙂

  202. Olá, ha 4 meses fiz um tratamento de canal num dente. Ha uns 4 dias voltei a sentir o mesmo dente, uma sensibilidade muito forte e doi de passar o dedo em cima dele, é a segunda vez que isso acontece, quando fui ao dentista ele fez um raio x e estava igualzinho a como ele tinha deixado quando finalizou o tratamento.
    Estou com medo de ter de abrir o dente, quando fiz senti dor mesmo levando umas 3 anestesias. A anestesia pega mesmo quando o dente ja foi tratado?

    1. Marina, no caso de retratamento de canal – e pela sua descrição não acho que, no momento, seja necessário retratamento – a anestesia serve pra que os tecidos em volta da raiz do dente não doam durante o procedimento, porque o “nervo”, em si, não existe mais. Em alguns casos específicos, pode nem ser necessário anestesiar.

    1. Estêvão, não que seja normal, mas acontece. Algo está impedindo que o dentista termine o tratamento, provavelmente a ocorrência de dor ou uma infecção persistente.

  203. Olá Doutora, estou fazendo um tratamento médico, e no último dente, antes do siso, meu dentista fez uma restauração, na qual começou a doer bem em seguida, daí voltei e ele disse que precisava fazer um canal, e fez um curativo, o curativo ficou em torno de 3 semanas e voltou a doer, eu voltei no dentista e ele disse que estávamos com problemas, porque meu dente havia 3 canais e ele só conseguiu encontrar dois com uns “pininhos”, fez outro curativo e me mandou para casa, e agora como devo proceder? Estou com medo e sem informação. Ele disse que pode fechar só os dois encontrados e por sorte o 3 pode não dar problemas futuros… Obrigada.

    1. Fernanda, imagino que o terceiro canal esteja calcificado. Realmente pode ser que ele nunca mais venha a incomodar, mas isso só saberemos com o tempo. Seria interessante a avaliação de um dentista especialista em endodontia (tratamento de canal), se o seu dentista já não for especialista. E se não for, ele mesmo pode indicar um colega pra avaliar o seu caso.

      1. Doutora, por favor, pode me esclarecer o que significa o canal está calcificado? Também gostaria de saber se é normal após restauração o dente ficar bem sensível ?

        Obrigada e parabéns pelo site!

        1. Quer dizer que o canal está fechado ou obstruído, não dá pra entrar nele com os instrumentos pra tratar o canal. Sim, após uma restauração o dente pode ficar um pouco sensível por alguns dias, principalmente se a cavidade for mais profunda.

  204. Olá doutora, bom, eu estou em tratamento de canal e ja fiz 2 sessoes, sendo que a segunda foi ontem, apos a primeira o abscesso havia praticamente sumido, mas hoje ao acordar ele voltou um pouquinho maior e ontem a noite o dente estava um pouco dolorido. É normal esse abscesso voltar durante as sessoes?
    Obs: tomei um antibiotico durante 4 dias.
    Muito obrigado e parabens pelo site.

    1. Pode acontecer, Paulo… afinal você tem um processo infeccioso em curso. A medicação e o próprio tratamento de canal devem controlar a infecção e o abscesso vai regredir.

  205. Doutora, tenho que fazer canal em um dente, porem todos dizem que é caro, é verdade que eu tenho que pagar tudo de uma vez ou os dentistas dividem em parcelas ? Pois estou passando dificuldades em relação a dinheiro.

  206. Olá doutora, tenho que fazer canal nos dentes 26 e 27 e gostaria de saber se posso tratar o canal dos dois dentes de uma vez ou se eu tenho que fazer um primeiro e esperar um tempo para depois fazer o outro ?

    1. Claudemir, até dá pra tratar os 2 juntos, do ponto de vista do tratamento, em si. Mas certamente seu dentista vai fazer primeiro um e depois o outro, afinal ele é um só. 🙂

  207. Olá Doutora!
    Iniciei o tratamento de canal no molar na terça-feira e ainda hoje, sexta-feira, dói demais, muito mesmo! Além disso o rosto tá inchado. Não estou conseguindo dormir e direito e nem fazer as coisas do dia-a-dia. Pra trabalhar tá sendo muito ruim com toda esta dor. É normal doer tanto assim? E por quanto tempo isto ainda vai durar? Grata pela atenção.

    1. Não diria que é normal, Luciana… mas dada a situação, não é algo que surpreenda. Você deve ter um abscesso e, nesse caso, será preciso abrir o dente e trocar o curativo. Isso costuma diminuir a dor, que só vai se resolver com a conclusão do tratamento de canal. Se seu dentista não puder atendê-la (nem todos atendem urgências, ainda mais sendo fim de semana), procure outro em caráter de urgência pra fazer a troca do curativo.

  208. Oi doutora… gostaria de saber quantas sessões demora um dente com 2 canais que não sinto dor nenhuma, mas esta total danificado? E sobre pivô ou coroa? DOI muito? Pois meu dentista ainda não sabe qual poderá fazer…

    1. Johann, depende. Como explico no texto, não existe uma “fórmula” pra isso… cada caso é um caso. Em princípio, pode ser feito até em sessão única, se o caso permitir. Quanto à prótese, em seguida, não dói NADA, pois seu dente não terá mais sensibilidade após o tratamento de canal. E se doesse, pra isso mesmo existe a anestesia. 🙂

    1. Evite morder coisas mais duras sobre esse dente, Aline. Sem a restauração apropriada, seu dente está frágil e há risco de fratura.

  209. Doutora, tenho um canal em aberto, já estou com ele aberto faz uns 6 meses… meu dentista já fez de tudo, botou remédio, curativo e quando tampa ainda dói… me ajuda ! ):

    1. Queria pode ajudar de alguma forma mais efetiva, Lucas… mas parece que você tem um infecção mais resistente. É preciso ir tratando, trocando a medicação, como seu dentista tem feito… até que seja possível concluir o tratamento de canal.

    1. Analicia, se o dente não está doendo no momento e, considerando que o procedimento é feito com anestesia, não há razão alguma pra doer. “Sentir nervoso” aí depende da pessoa… 😉

    2. Obrigada Dra., começo meu procedimento de canal amanhã, 12/03/2015, e estava com medo, pois eu nunca fiz e ouço coisas horríveis sobre o canal, e tenho apenas 12 anos !
      Obrigada mais uma vez ! 😉

  210. Muito obrigada Dra, nunca fiz canal e estou tremendo de medo, mas não vou perguntar nada sobre, pois já está exposto no seu site que por sinal é ótimo. Parabéns e obrigada mais uma vez.

    1. Obrigada, Raquel. Não tenha medo, via de regra o tratamento de canal é bem tranquilo, não merece a “fama” que tem. 🙂

  211. Oi doutora, tb?
    Doutora, meu dente da frente esta podre, e agora se encostar nele doi, e minha boca esta inchada, sera que eu vou precisar fazer canal?

    Agradeço..

    1. Luan, é provável que sim, se é que não é caso pra extração. Procure o mais rápido possível um dentista pra avaliar a extensão dos danos ao seu dente e pra tratar de acordo. Quanto antes você fizer isso, antes a dor vai embora.

  212. Olá Dra, gostaria de tirar uma dúvida. Fiz uma coroa no dente na sexta feira, sendo que esse dente já foi feita uma obturação, e por sinal muito profunda. O dente continuou doendo e muito sensível, então os dentistas aqui em USA decidiram que eu precisava de uma coroa e não de canal. Enfim colocaram a provisória da coroa na sexta e meu dente ta doendo terrivelmente, muito sensível, não posso comer que dói o dente e o nervo lateja uma dor terrível. Já tomei ibuprofeno, 4 cápsulas, de 4 em 4 hrs, desde sexta e não para de doer. O que devo fazer? Isso é normal? Devo tomar cetropofeno?
    Obrigada
    Att, Raquel

    1. Raquel, pela sua descrição me parece problema de canal, sim. Nada impede que você faça a coroa, mas me parece ser necessário tratar o canal antes. Não adianta ficar tomando remédios, sejam quais forem, é preciso procurar seu dentista pra tratar de acordo. Pelo menos um curativo endodôntico resolveria a dor, por enquanto.

      1. Olá, pode me tirar uma dúvida?

        Fiz 2 canais há algumas semanas, mas de vez em quando quando eu como ou tomo alguma coisa vem uma dor passageira e direto sinto o gosto do remédio, porém eles já estão fechados. Tratei em 1 sessão. Isso é normal sentir dor as vezes ao beber ou comer alguma coisa depois de semanas tratados? É normal sentir gosto do remédio direto?

        1. Rayane, nem uma coisa nem outra são normais. Sugiro que você procure seu dentista pra reavaliar, a dor pode se de um dente ao lado, por exemplo, irradiando pra esse. E o gosto de remédio pode indicar alguma infiltração na restauração.

  213. Bom dia, Doutora!
    Estou fazendo tratamento de canal com uma especialista neste procedimento, tenho uma dúvida. Na primeira sessão abriu o dente porém estava saindo “pus”, daí o dente ficou aberto por uma semana e tomando medicação (não senti nenhuma dor), ontem fiz a segunda sessão as 11:00, onde mexeu no nervo e colocou o curativo, porém estou sentindo uma dor até bem forte… fui a dentista hoje para falar desta dor e mencionou que é normal, que pode sentir esta dor durante uns 2 a 3 dias, é isso mesmo? Pq na primeira sessão nao senti nada e agora estou sentindo dor… por isso estou achando estranho…
    Desde já agradeço!

    1. Caio, você não sentiu dor depois da primeira sessão porque o dente ficou aberto pra drenar o pus. Agora que ele está fechado com o curativo, pode haver certa “pressão interna”, o que explica a dor. Nesse caso pode ser necessário trocar o curativo, isso costuma aliviar a dor.

  214. Entendi. O processo pra colocar pino e coroa como a senhora disse, doi? Tenho muito, muito, mas muito medo, sou um tanto “cagona” pra essas coisas.

    1. Não, após o canal tratado, o dente não tem mais sensibilidade, então a colocação de pino e coroa não são procedimentos que podem fazer você sentir dor.

  215. Boa noite Sra. Doutora,
    Tenho uma duvida, eu fui ao dentista que me fez canal e colocou me uma massinha branca… disse me para após um mês ir ao consultorio para fazer o resto do tratamento…
    O problema é que ele disse para tomar antibiotico se o dente começasse a doer, se houvesse algum inchaço, ou sentisse alguma moedeira…
    No inicio nao me senti dor nenhuma, mas passadas agora 3 semanas sinto uma moedeira no dente… a gengiva não esta inchada, nao se ve nada de anormal no exterior… mas sera que é alguma infeção por nao ter tomado o antibiotico… é obrigatorio tomar antibiotico apos fazer tratamento de canal? E a minha ultima pergunta é se passadas 3 semanas pode este dente estar irreparavel? Estou cheio de medo ;S
    Obrigado pelo esclarecimento.

    É a segunda vez que faço tratamento de canal (3 canais) neste molar… porque queixei me e tirou muita porcaria de la de dentro…

    1. João, não, não é obrigatório tomar antibiótico depois (ou antes) do tratamento de canal, quem determina a necessidade é o dentista. Não entendi bem o que você quer dizer com “moedeira” (vi pelo seu IP que você está em Portugal, deve ser uma expressão mais comum aí), imagino que seja como um incômodo 😉 . Sedo isso, é comum que o dente fique meio sensível por alguns dias após o tratamento de canal, sem que necessariamente haja algum problema.

  216. Ola doutora. Fiz canal ontem, em tres dentes da frente, em uma sessao apenas, mas todos me falam que demora 3 ou mais sessoes para fazer 1 canal.
    Estou surpresa como meus tres canais ficaram prontos em 2 hrs? Sera que foi mal feito?

    1. Roberta, por isso é que a gente não deve acreditar no que “todos” falam. Nada no seu relato me faz pensar que seus canais não foram bem tratados. Pelo que entendi, como eram dentes próximos, e considerando que dentes anteriores – via de regra – só têm 1 canal cada, seu dentista “aproveitou” e tratou todos de uma vez só. Bom pra ele, bom pra você. 🙂

  217. Oi doutora! Há muitos anos atrás eu acordei com uma dor horrível de dente, fui ao dentista e ele fez um arrombo no meu dente e disse que eu teria que fazer canal. Eu devia ter uns 10 anos mais ou menos, hoje com 17 anos de idade não sinto dor nenhuma no dente, infelizmente ele quebrou totalmente, vou ao consultório odontológico fazer um orçamento para começar o tratamento mas estou morrendo de medo de sentir dor. Durante o tratamento é possível que eu sinta muita dor? Aguardo a resposta te admiro, bjs.

    1. Não vejo razão pra isso, Isa. O tratamento é feito com anestesia, e você não sente dor atualmente. Talvez, infelizmente, não haja nem mais como tratar o canal, talvez já seja caso de extração (considerando o tempo que passou). Se for possível tratar o canal ainda, seria preciso fazer pino e coroa, também.

  218. Doutora, estou gravida de pouco mais de quatro meses, preciso fazer canal. Hoje estava com dor e a dentista abriu o canal e fez curativo. Nao estou sentindo dor nenhuma. Qual tempo maximo que posso esperar p finalizar o canal? Pq tenho pavor de dentista rs. Ela disse que em mais uma sessao ja resolvo meu problema.

    1. Helem, se você não estiver sentindo dor e o curativo estiver vedando bem o dente, você pode aguardar o bebê nascer pra depois tratar o canal, sem problemas.

    1. Por causa do processo inflamatório, Tais. Se a dor aumentar, entre em contato com o seu dentista, pode ser necessário trocar o curativo.

  219. Ola doutora, me desculpe por fazer uma outra pergunta!! Sábado fiz o meu canal, só que o abscesso ainda não saiu, e normal? Ou demora alguns dias para sair?

    1. Pode sim, Geovani. Apenas evite mastigar coisas duras diretamente sobre o dente com curativo, pois nessas condições (sem uma restauração apropriada) ele se encontra frágil.

  220. Ola doutora, fiz meu canal, não doeu durante e nem depois… sera que vai doer ainda? Depois do canal o abscesso que estava no meu dente vai sumir?

  221. Boa tarde, Doutora.
    Não sabia deste canal de comunicação. Adorei.
    Bom, hoje iniciei o tratamento de canal do molar inferior. A medida que sentia um pouco de dor a dentista aplicava uma anestesia (três). Até chegar ao local que ela chamou de polpa e aplicou outra, mas antes informou que ia doer um pouco, e em seguida instantaneamente a dor parou. Gostaria de saber se na próxima sessão eu terei que passar por todo o processo novamente. Grato pela atenção.

    1. Lívio, muito provavelmente não. A anestesia intrapulpar é uma ação de urgência, quando outro tipo de anestesia não resolve. Mas, quando ela é necessária, costuma ser só na primeira sessão do tratamento de canal.

  222. Ola Doutora, tenho uma pergunta, tenho um dente que vou fazer canal amanhã, o dente de baixo, o segundo dente de baixo, ele ja doeu muito, ja levei na urgência e lá o dentista mexeu e no outro dia ficou muito inchado, porem tomei amoxicilina que o dentista passou, desinchou e ficou uma pequena bolinha perto do dente, ja faz quase um mês que o dente não doi, porem a bolinha não sumiu, sera que vou sentir dor? Eu posso trabalhar normal?

    Doutora tenho outro dente que esta aberto e esta começando a doer, posso fazer 2 canais ao mesmo dia? E doi muito? E quantos minutos demora? Vou fazer pelo meu plano odontológico, os dentistas de planos odontológicos são bons?

    1. Não acho que você vá sentir dor. Sim, você pode trabalhar normalmente. Sim, é possível fazer 2 canais no mesmo dia, mas geralmente não se faz isso porque seria uma sessão muito longa e cansativa. Um tratamento de canal pode levar 1 sessão de meia hora ou 5 sessões de 1 hora (por exemplo), varia muito. Não, não dói, é tudo feito com anestesia local. Os dentistas de planos odontológicos podem ser bons ou ruins, como quaisquer profissionais. O fato de atenderem pelo plano não determina a competência deles.

  223. Doutora, boa noite.
    Segunda feira realizei a primeira sessão do tratamento de canal, na qual abri o dente para tirar as medidas do canal.
    Não senti nada e também não senti dor até hoje após esse dia.
    Amanhã irei começar realmente a mexer com o nervo.
    Há alguma possibilidade de ter que tomar antibióticos ou algo do tipo ?
    Pois o carnaval está ai kkk
    E se sentirei alguma dor insuportável após essa sessão!

  224. Olá! Boa noite!

    No dia 6 de fevereiro fui fazer um canal no meu dente, aplicou as anestesias, e fez todo o procedimento…

    Ela marcou a segunda “sessão” (não sei bem o que ia fazer nessa sessão, já que ela não disse exatamente o que faltava ou se faltava algo) pro dia 13 de fevereiro (amanhã), mas a recepcionista me ligou hoje dizendo que o avô dela “morreu” (em plena sexta de carnaval? aham, sei…) e marcou pro dia 27 a “continuação”.

    Pode haver algum problema daqui pra lá? Existe um “tempo certo” entre sessões?

    Obrigado pela resposta!

    1. Se você não está com dor e o dente está bem vedado com o curativo, não há problema em aguardar, Rodrigo. Não sei se a morte da avó da minha colega é história, mas gosto sempre de dar o benefício da dúvida pras pessoas… minha tia morreu há 2 anos, exatamente na sexta-feira de carnaval. Acontece. 😉

  225. Olá, Ana.
    Olha só, no momento estou com curativo no meu dente molar inferior devido às dores que estava sentindo (não mt fortes), porém passados uns meses voltaram as dores, principalmente quando escovo os dentes, até evito de passar a escova sobre ele. Quando este dente estava “intacto”, mesmo assim não me permitia mastigar com ele, não entendia, até já que ele estava normal, mas se eu mastigasse com ele sentiria dor; com o passar do tempo foi surgindo a cárie e o dente quebrou, portanto o curativo. Numa outra vez que a dentista pediu pra eu voltar para ela olhar o outro dente (o incisivo central da parte posterior), foi mt estranho pra mim, sei lá… parecia q a anestesia não havia pegado, pois na hora em que ela estava mexendo sentia um pouco de dor e tbm engoli um pouco do remédio (anestesia rs :p); pelo efeito da mesma senti que ela foi meio q direto na cavidade de minha garganta, sei lá… comecei a ficar assustada pois eu estava com uma sensação de que ñ estava engolindo e q se engolisse algo me engasgaria, enfim, fiquei mt nervosa, minha pressão subiu e fiquei toda trêmula. A dentista falou pra eu procurar um cardiologista e disse q eu ñ poderia continuar o tratamento nesse estado. Por isso estou com medo de fzr o canal, por passar mal novamente… 🙁 Desculpa pelo texto, e agradecemos por tamanha ajuda.

    1. É compreensível sua ansiedade a respeito, Maiana. Mas tenha em mente que você pode falar pra sua dentista a qualquer momento sobre o efeito da anestesia, você não precisa ficar calada sentindo dor, entende?! Não sei se há necessidade de consulta com cardiologista, não pelo seu relato, pelo menos… o que me parece é que você teve uma crise de ansiedade, mesmo. Enfim… procure se acalmar e confiar na sua dentista. Assim o medo é controlado e o atendimento poderá ser feito sem sobressaltos.

      1. Dra,
        É normal em alguns casos a anestesia não fazer tanto efeito assim? Pois sinto que também tenho um problema com isso, da ultima vez que fui fazer restauração, a dentista aplicou a anestesia 3 vezes e eu ainda estava sentindo um pouco de dor (não que seja uma dor absurda), mas eu queria poder fazer o tratamento sem me preocupar com isso. É comum isso acontecer? O que eu poderia fazer?

        Obrigada!

        1. É sim… cada pessoa tem um limiar de dor diferente (sente a dor antes ou depois, com o mesmo estímulo doloroso) e, da mesma forma, uma necessidade diferente de dose anestésica. Ainda, a ansiedade altera o limiar de dor, deixando a pessoa mais sensível. Uma opção interessante nesses casos é o tratamento com analgesia inalatória. Eu falo sobre isso aqui –> https://medodedentista.com.br/2010/09/analgesia-inalatoria-o-gas-do-dentista.html

  226. Bom dia.
    Tenho um tratamento de canal para fazer dia 12/02, esse dente não dói nada, só dói quando como alguns alimentos duros como maçã etc… minha dentista abriu e estava com uma cárie, ela removeu e colocou um curativo, disse que se voltasse a doer seria caso de canal. Ela removeu a cárie, mas quando como alimentos duros ainda dói. Daí marquei esse canal para 12/02. Porque será que mesmo ela removendo a cárie que tinha por baixo da resina e colocando curativo ainda dói quando mastigo? É caso de canal mesmo?

    Obrigada Dra.

    1. Geysa, o curativo não oferece a resistência mecânica ideal pra proteger a dentina – que é o tecido dentário que fica logo abaixo do esmalte, e é inervado – do seu dente. Provavelmente a dor ao mastigar é por causa disso. Se é caso de canal não tenho como afirmar, mas o fato dele não doer de forma espontânea pode ser um indicativo de que não. É questão de avaliar.

      1. Dra,
        Não mencionei que ela já removeu o curativo e colocou a resina branca novamente rsrs, mas ainda assim dói quando mastigo. Irei nesse dentista que ela me indicou dia 12/02, você acha que devo pedir para ele avaliar para ver se é caso de canal mesmo? Ou ele já faz isso antes de começar o tratamento?

        Obrigada mais uma vez.

        1. Ah bom 🙂 . Então pode ser só uma sensibilidade transitória, comum logo que se faz a restauração, e pode levar até 1 mês. Passando disso, é bom que sua dentista reavalie. E sim, o outro dentista certamente vai avaliar pra ver se é caso de canal mesmo, pode ficar tranquila.

  227. Olá Doutora. Meu tratamento de canal foi finalizado com o bloco hoje e não sinto dor alguma. Mas tenho uma pergunta: dói tanto assim só pra colocar o bloco, ou a minha dentista tem a mão muito pesada? Ela passou algo que parece uma lixa entre o meu dente, como se tivesse passando fio dental e acabou cortando minha gengiva. Saiu um pouco de sangue. É normal isso? É normal também sentir o bloco nos primeiros dias? Enfim… Muito obrigada por responder minhas perguntas, Dra. Ana. Você me ajudou demais durante o tratamento! Novamente, muito obrigada!

    1. Eduarda, imagino que seu bloco teve algum problema de adaptação proximal (entre os dentes), então sua dentista teve que fazer um ajuste na hora. O que ela passou entre os dente não só parece uma lixa, É uma lixa… isso pra garantir o espaço adequado entre os dentes. E, nesse caso, muitas vezes é preciso fazer uma forcinha, a gengiva sangra… acontece, 😉

  228. Oi, faz 4 dias que fiz um canal, nao demorou e so doeu um pouco durante o tratamento, depois nao senti mais nada… faço tudo normalmente. Por eu nao ter sentido nada sera q valeu o meu canal? Depois de colocar a coroa, em quanto tempo posso estar colocando o aparelho?

    1. Claro que valeu, Jessica! Tratamento de canal não tem que doer… aliás, NÃO DÓI, o que dói é deixar pra procurar o dentista quando o dente já está doendo… aí não dá pra fazer milagre, né?! Você pode colocar o aparelho assim que cimentar a coroa, mas sugiro que essa coroa seja provisória (em resina), porque a colagem do bráquete nela pode danificá-la.

  229. Ola, boa tarde dra. Ana. Eu tenho que comecar um tratamento de canal e to com muito medo da anestesia, o que eu faço eu ? Desde ja obg..!

    1. Então, Carla… você vai ter que enfrentar essa. Seu medo é compreensível, mas tenha em mente que a anestesia serve justamente pra você não sentir dor e permitir que o dentista trabalhe tranquilo quanto a isso. É só uma “picadinha”, e depois nenhuma dor. Vale a pena. 🙂

    2. Olá!! Fiz um canal ontem e não da nem para sentir a anestesia sendo aplicada, vc não sente nadinha; mas tome cuidado! Meu tratamento ficou em R$1.080 reais, ontem quando foi o ultimo dia do tratamento em que eu fiz o canal o safado do dentista me informou que eu terei que pagar mais R$1.050,00 reais pela coroa que sera colocada, agora estou aqui com um buraco na boca e terei que arrumar esse dinheiro o mais rápido possível!

      1. Safado, Micaela? Você acha que é o dentista que deve arcar com os custos da sua coroa? Se houve algum erro de comunicação e não ficou claro que os R$ 1.080,00 eram referentes apenas ao canal e não ao tratamento completo, ok. Mas não acho que tenha havido má fé, até porque esses valores não estão muito fora do que se cobra, e cada procedimento tem custo distinto. Ainda, é um direito seu fazer a prótese em outro lugar, se quiser.

  230. Bom dia, Doutora Ana Tokus!

    Estou fazendo um tratamento de canal tem mais de 1 ano, e o dente nunca para de doer, já tomei antibióticos, mas ainda dói. O dente estava com uma bolha de pus do lado, que não parava de sair sangue, mas o dentista fez uma pequena cirurgia e tirou todo o pus, e a bolha sumiu, mas o dente ainda dói, o dentista já fez vários procedimentos. O que fazer quando a polpa do dente inflama ao ponto do canal não resolver?

    1. Anne, eu não diria que o canal não vai resolver. Parece que há uma infecção mais resistente sim, mas seu dentista está trabalhando justamente pra controlá-la. A drenagem do abscesso em si não controla a infecção, isso só o tratamento de canal faz, e imagino que no seu caso ele ainda não tenha sido concluído justamente por causa da dor.

  231. Dra. Comecei um tratamento de canal hoje, ainda vou precisar de mais duas sessões, estou com o curativo… mas não sinto dor alguma, foi tudo muito tranquilo… Eu faço musculação hipertrofia, gostaria de saber se posso treinar ainda hoje. Abraço e agradeço desde já.

  232. Oi Ana! Eu to fazendo tratamento de canal, mas o que eu não estou entendendo é que eu ja fui la muitas vezes, umas 10 vezes eu acho. Toda vez ela tira o curativo que tava antes limpa o dente e coloca o curativo de novo… ela disse que ta demorando muito por que meu canal é muito estreito. Não sinto dor nenhuma, só quando ela coloca o dilatador. Queria saber quando isso vai acabar :/

    1. Iuri, não sei se sua dentista é especialista em endodontia (tratamento de canal)… se ela não for, acho que vale uma avaliação com um especialista. Às vezes é questão de ter o equipamento adequado, o que nem sempre o dentista não-especialista tem. Converse com ela, talvez ela mesma possa indicar um colega especialista pra fazer uma avaliação.

  233. Fui ao dentista semana passada fazer uma restauração, ele mexeu e identificou que era caso de canal, limpou e colocou curativo, depois desse dia tive muita dor de dente, minha dúvida é que ao lado desse dente do canal tenho outro pra fazer extração, será que senti tanta dor por causa desse dente que preciso extrair? E é melhor fazer a remoção logo desse dente pra continuar o procedimento de canal? Aguardo resposta , muito obrigada.

    1. Nayara, sim, a dor pode ser do dente que precisa ser extraído. Se realmente há indicação de extração, o ideal é fazer isso logo. Não precisa ser antes do canal, mas não há razão pra adiar.

  234. Dra., é porque estou pensando no carnaval, estou com medo de não dar tempo ate la… meu dente que quebrou ficou feio, torto e com uma cor diferente. É possivel o meu dentista conseguir arrumar ele mesmo eu estando fazendo canal? Ou só pode arrumar depois que acabar o canal? Estou muito nervosa.

    1. Converse com o seu dentista pra ver como ele pretende tratar seu dente com relação à estética. Restauração, faceta, clareamento interno, etc.. Pode dar tempo sim, mas depende de que tipo de tratamento é necessário.

  235. Ei, eu cai e quebrei meu dente da frente, e o do lado ficou muito mole, os dois vão precisar de canal. Eu queria saber se tem como começar a fazer o canal nos dois dentes na mesma consulta ou na mesma semana, ou se é preciso acabar com o canal de um dente e so depois começar o do outro?? Obrigada!

    1. Possível é, Camila, mas talvez não seja preciso nem confortável pra você e para o seu dentista. Tratamentos de canal podem ser demorados, e 2 numa mesma sessão será mais ainda, o que pode ser bem cansativo Geralmente se faz primeiro um e depois o outro.

  236. Dra. Boa tarde.
    Estou fazendo o tratamento de canal no dente.
    Já conclui quase todas as etapas, só falta preencher o canal do dente e obturar.
    Meu dente ta com uma massinha, parece uma borracha.
    Já não sinto mais dores e nem estou tomando remedios.
    Gostaria de saber se posso ou não consumir bebida alcoolica??? É minha festa de aniversário, e ja estava tudo combinado, não deu pra adiantar :/
    Aguardo sua resposta.
    Obrigada :*

    1. Não dói, Pedro, o que dói é não procurar o dentista assim que aparece o problema. Tem muita gente que espera estar MORRENDO de dor pra só então ir ao dentista, aí quando a pessoa chegar com o dente assim, é claro que se mexer vai doer… não dá pra fazer milagre, né?! 😉

  237. Olá, tudo bom?
    Agradeço muito pela ajuda, tenho acompanhado todas as suas respostas a respeito do tema.
    Mas gostaria de uma dúvida no meu caso:

    Nunca tive problema com dente, os meus sempre foram saudáveis. Mas há alguns meses fui na minha dentista de infância, ela me falou de duas cáries e restaurou, mas ficou por dias com a “massinha” muito alta, não dava pra fechar bem a boca, e acabei voltando lá. Era para ela lixar, mas ela ficou irritada e tirou praticamente tudo! Fiquei com um buraco, e o que sobrou caiu depois. Agora começou a me incomodar e fui no dentista do meu namorado. Ele falou muito mal das restaurações brancas que ela fez, e quer trocar por aquelas prateadas. As que minha dentista restaurou, ele me mostrou pelo espelhinho, e está formando cárie em tudo! Qual é sua opinião a respeito disso?

    E agora o mais importante: Um dos dentes ele disse que conseguiu salvar, mas o outro vai necessitar de canal. Ele abriu os dois dentes (o que vai precisar de canal e o outro) e doeu MUITO! Sou fraca pra dor, e fico pensando: Se doeu tanto pra abrir só, imagina o tratamento de canal então? Vou morrer… kkk
    Daí ele colocou um remédio lá dentro e fez um curativo. Mas agora parece que doi mais ainda, não consigo fechar a boca totalmente e está difícil comer… Ele disse que se doer muito é pra tirar o curativo com um garfo… Mas isso não prejudica? E é normal ficar doendo assim? Só voltarei lá mexer no dente de novo semana que vem. E só depois disso ele vai me encaminhar pra profissional do mesmo consultório que ele, que é especialista em tratamento de canal…
    Meu medo é que hoje, quando ele abriu, parecia que meu dente não queria pegar a anestesia… Contei umas 6 picadas que ele teve que dar em lugares diferentes… Isso não significa que no tratamento de canal eu também vou ter esse problema e tenha que fazer a TÃO TEMIDA anestesia dentro do canal do dente que já ouvi que é a dor mais insuportável do mundo?
    Gostaria de saber se todo esse processo e essas dores são normais… Estou desesperada, chorando de medo D= E ainda faltam algumas semanas nesse processo, pois só posso ir ao dentista uma vez por semana, na minha folga do trabalho…
    Desculpa o texto, mas estou desesperada atrás de ajuda e achei que você poderia ajudar…
    Obrigada! Beijos, te admiro muito.

    1. Luana, obrigada. 🙂

      Atualmente quase todas as restaurações feitas são de resina. O amálgama, embora seja um ótimo material, está em desuso, tanto pela toxicidade do mercúrio que ele contém quanto pela questão estética. Atualmente existem resinas excelentes no mercado, então é uma tendência irreversível: daqui a uns anos, não haverá mais amálgama. No estado do RJ, por exemplo, ele já está proibido como material restaurador (não que eu concorde com essa proibição, mas lei é lei).

      Quando um dente com curativo dói, geralmente a causa é a pressão que os gases do metabolismo bacteriano causam. Por isso seu dentista sugeriu remover o curativo, isso alivia a pressão e a dor passa. Claro que o ideal, em seguida, é procurar o dentista pra refazer o curativo. Dente com curativo pode doer a qualquer momento, só vai deixar doer com o tratamento de canal concluído. Se já foi feita a abertura do dente pra canal, não acho que será preciso a anestesia intra-pulpar na próxima sessão.

      1. Muito obrigada, doutora!
        Mais uma dúvida… Então essa restauração prateada que ele quer colocar, é essa tal de amálgama, certo?
        As que eu tenho, a restauração branca (que creio ser resina), ele disse que estão se formando cáries, falou um monte de como elas são ruins e tal, que ele é contra a branca… E não sei o que fazer… Me sinto mal em procurar outro dentista agora.

        1. Luana, fica a seu critério. A resina não é um material ruim, como disse, existem resinas excelentes. Mas alguns dentistas são “saudosos” quanto ao amálgama, digamos assim. É uma questão de opinião, mesmo. Restaurações em resinas bem feitas, combinadas a uma boa higiene do paciente, vão durar anos sem problema algum.

        2. Dra. Ana Tokus, fui ao dentista, no qual o meu dente era canal e o canal foi exatamente feito em um dia, e eu perguntei se iria ter outras sessões e etc.. Ele informou que nao, só colocar o bloco no dente, e a retirada do curativo. Eu fiquei estranho, porque as pessoas comentam que é feito em tres, quatro sessões e o meu em uma sessão… Foi tanto que fiquei sem saber sobre essa “uma sessão” e perguntei à recepcionista da clinica, ela falou que realmente fazem em várias sessões, mas eles estão trabalhando agora com um aparelho que faz o canal de uma forma única, e que não é no manual que estão trabalhando mais…

          1. Pois é, Henricksom… viva a tecnologia. 😉 Um canal pode ser tratado em 1, 2, 3, 4 ou mais sessões. Depende do caso.

  238. Tenho uma amiga q fez canal, mas quando vai água gelada no dente ela sente muita dor, e café tb. Vai ter q fazer o canal de novo?

    1. Fernanda, dente com canal tratado geralmente não tem esse tipo de sensibilidade. Então, ou a dor é no dente ao lado ou de cima e está irradiando pra esse dente, ou há uma reinfecção / infecção resistente. Nos dois casos, é essencial procurar um dentista pra avaliar e identificar o problema, pra pode tratar de acordo. Sim, se o problema for no mesmo dente, há indicação de retratamento de canal.

  239. Doutora Ana, é normal sentir dor ao mastigar onde está o curativo do canal? Pois a doutora disse somente para evitar, mas que eu podia comer normalmente. Obrigada.

    1. É sim, Patrícia. A dor não deve ser do canal em si, mas do periodonto, ou seja, dos tecidos em volta da raiz do dente, que ainda estão se recuperando.

  240. Olá, Dra. Ana. Primeiramente queria agradecer pelo seu incrível trabalho e por nos ajudar. Garanto que você acalma muita gente.
    Bom, fui ao dentista quinta-feira passada, ela começou a fazer um canal. Ela abriu o dente e parou de mexer pois disse que estava sangrando muito. Ela me passou amoxilina pra eu tomar durante 7 dias e eu estou tomando direitinho. Durante a semana apareceram algumas manchas brancas (acredito que seja o pus, pois as vezes sinto um gosto e um cheiro muito ruim). As dores foram fortes nos dois primeiros dias após a primeira seção, depois foi ficando mais suportável, mas ainda não passou totalmente. Minhas dúvidas são: sinto um incomodo na gengiva onde ainda não nasceu o siso, parece que a gengiva está inchada e tá encostando na outra, isso é normal? Minha dentista não tirou raio x antes de começar o tratamento, devo cobrá-la? Você acha que tá indo tudo bem e que ela pode continuar o tratamento com o dente inflamado? E o que pode ser a sensação de formigamento na gengiva inflamada? Estou morrendo de medo que o caso se agrave. Obrigada mais uma vez, Dra Ana. E minhas sinceras desculpas pelo tamanho do texto.

    1. Carol, o tratamento de canal é no siso ou são dentes diferentes? De qualquer forma: a dor que você relata durante o período do tratamento de canal não é incomum, é resultado da infecção, que ainda não está sob controle. A necessidade de qualquer exame, radiografias inclusive, é o dentista quem determina. O inchaço na gengiva em volta do siso que está nascendo é comum, e muitas vezes está ligado à dificuldade de higienização por causa da gengiva sobre o dente. O formigamento certamente é um sintoma inflamatório.

      1. Doutora Ana… fiz um canal ontem de uma vez so, demorou 3 horas, o dentista parava toda hora pra fazer RX, mas esta doendo muito, e minha bochecha esta inchada, estou tomando analgesico de 8 em 8 horas, isso é normal…? Tenho medo, pois sou diabetica, fico com medo de demorar pra cicatrizar, é normal doer e inchar a bochecha…

        1. Considerando que você passou por um procedimento longo, principalmente em se tratado de um tratamento de canal, não é incomum que esteja doendo e um pouco inchado. Continue tomando o analgésico como prescrito por seu dentista, a tendência é a dor diminuir e sumir. Se isso não acontecer nos próximos dias, entre em contato com o seu dentista pra reavaliar.

  241. Boa noite Doutora Ana,

    Muito bacana e esclarecedor este site, parabéns.

    Doutora tenho muito medo de dentista, peguei trauma depois de um acesso que doeu MUITO ! O canal em si não doeu nada. Tenho mais um canal para fazer, tem algum remédio ou algo que eu possa fazer ou pedir ao dentista para fazer para aliviar a dor do acesso? Este dente que vou fazer canal ja está com curativo e nem ta doendo ainda, graças a Deus.

    Obrigado!!

    1. Bruno, não é todo acesso endodôntico que dói. O SEU e NAQUELE DENTE é que doeu, cada dente – e cada paciente – é uma história diferente. E se você já está com curativo, o acesso ao canal já foi feito… agora é tratar. 😉

  242. Doutora, fiz um tratamento de canal há cerca de 26 horas e hoje está doendo. Não dói “parado”, mas se eu encostar os dentes de cima nos de baixo, se eu encostar a língua ou se eu comer em cima, a dor é aguda, como um choque. Estou tomando piroxicam e tomei um toragesic, mas não resolveu. A dor é bem mais aguda que antes do tratamento. Estou com massa provisória e ela não está alta.

    É normal? Devo falar já com minha dentista ou aguardo alguns dias?

    1. Bruno, não é incomum esse tipo de sensibilidade após o término do tratamento de canal. A tendência é que a dor vá diminuindo com o passar dos dias, mas se você achar que está demais, procure sua dentista pra ela prescrever um analgésico mais adequado.

  243. Bom dia Dra., na última sessão fiz o canal (em única sessão, e não era aquele equipamento giratório), estou com curativo e vou fazer a restauração amanhã, acontece que nesta última consulta (há 6 dias) a minha dentista receitou nimesulida por 3 ou 5 dias, e meu dente ainda dói, é normal?

  244. Oi dra., estou sofrendo de dor de dente, tenho curativo em dois dentes e acho que tem um outro querendo doer de canal, vou procurar um dentista amanhã de manhã ou no maximo segunda-feira, mas esses dentes ao menos dois estao doendo muitooo, um de curativo e o outro nem foi mexido ainda, sera que o dentista poderá aliviar a dor dos dois dentes?

    1. Aline, sem dúvida! O tratamento completo vai demorar mais, mas pelo menos os procedimentos de urgência pra aliviar a sua dor podem ser feitos numa mesma sessão.

  245. Dra, bom dia.
    Faz alguns dias que comecei a sentir dor de dente, no início só latejava, fui no dentista pra extrair, chegando lá ele olhou meus dentes pra avaliar e me disse que eu poderia fazer um canal, como o valor saiu muito alto, meu marido levou um susto, então ele me incluiu no plano dentário dele que cobre canal e colocação de coroas. E agora aguardo a carteirinha chegar, só que com o tempo passando, a dor está começando apertar, estou começando a sentir dores insuportáveis, de chorar a ponto de mandar extrair, eu te pergunto, se eu esperar pra fazer o canal pode me prejudicar mais ainda pela demora em realizar o procedimento?
    E parabéns, vc é uma pessoa muito especial por ajudar as outras, feliz 2015 pra vc e toda a sua família.

    1. Priscila, esperar não é bom tanto pelo aspecto da dor quanto da permanência da infecção. Por que você não faz pelo menos um curativo (abrir o dente pra canal e colocar uma medicação dentro dele) pra aguardar com mais conforto? Converse com o seu dentista.

      Fico feliz em ajudar 🙂 . Um ótimo ano novo pra você e sua família também.

  246. Estava passando por alguns problemas emocionais e agora que eu voltei a realidade estou precisando de deixar meu sorriso bonito… 🙁

    Quantos dentes posso tratar por dia em relação a canal e a qualquer outro tipo de tratamento?
    Se for com urgência e possível usar aparelho móvel durante o tratamento?

    1. Laís, depende muito. Qualquer prazo que eu dê pra você, ainda mais sem conhecer o caso, será “chute”. Restaurações diretas, por exemplo, são feitas em sessão única. Se você tiver 3 restaurações pequenas, supondo, elas até podem ser feitas na mesma consulta. O problema é que se a perda de tecido dentário for maior e houver indicação de bloco ou coroa, não dá pra fazer de uma vez só, será preciso 2 ou 3 sessões. Um tratamento de canal pode levar 2, 3 4 sessões… depende das exigências e dificuldades do caso. Então, a melhor pessoa pra dar uma previsão de tempo de tratamento pra você é o seu dentista, após avaliação e formulação do plano de tratamento. Não sei se com “aparelho móvel” você fala em uma prótese ou aparelho (ortodôntico) mesmo, mas se em algum momento você precisar extrair dentes, poderá, sim, usar algum tipo de prótese removível pra substituir seus dentes, pelo menos de forma provisória. Enfim: consulte um dentista.

  247. Eu de novo, tratamento de canal só em janeiro, kkk quantos minutos temos que ficar na cadeira do dentista para fazer esse tratamento? Minha prima falou que ficou 4 horas fazendo, é vdd? Adoro aquelas cadeiras, parece uma nave kkkk sobe desce cara, adoro /

    1. Depende, Orthon… a sessão pode levar minutos ou horas, varia de acordo com o procedimento que o dentista está fazendo no dia. Mas 4 horas é uma sessão MUITO longa, geralmente não passa de 1 hora.

      “Parece uma nave”. 😀

  248. Oi dra, fui ao dentista hj era 13:00h, estou gravida de 23 semanas e ela abriu meu dente p ser feriado, pois estava com mta dor, dói ate o ouvido… Ela mandou deixar aberto até segunda p q se fechasse ia doer mais… ainda esta doendo mto, quanto tempo demora p passar essa dor? Pois ja faz um mês q EU não sei o q é dormir direito, e ainda tenho uma bebe de 9 meses q precisa mto de mim, e EU com essa dor estou sem paciência com Ela… Obg desde ja.

  249. Ola, eu estou fazendo já a quarta seção de canal e ate agora o dentista não tirou um raio x, nem no começo, fui lá com um pedaço do dente quebrado, ele já falou q era canal, tem como fazer sem o raio x? Ou ele ta me enrolando e estou pagando caro por isso?

    1. Juliana, não dá pra tratar canal sem radiografia. Converse com o seu dentista e pergunte como ele sabe o comprimento da raiz do seu dente. 😉

  250. Dra, muito bom dia! Estou com uma dúvida, vou fazer canal amanhã dia “17” e será apenas em uma sessão! Depois do canal ser feito, no outro dia “18”, eu ja posso fazer coisas normais? E enquanto tempo eu fico 100% recuperado? Muito obrigado pelo espaço!

    1. Luan, em princípio sim. Se você estiver se sentindo bem, pode realizar suas atividades normais. Talvez você já saia do consultório do dentista 100% recuperado, embora alguns pacientes relatem um pouco de sensibilidade no dente tratado por alguns dias.