Por que os dentes escurecem?

Certa vez uma paciente veio ao meu consultório se queixando que as suas restaurações estavam meio “amareladas”. Durante o exame clínico perguntei sobre os seus hábitos, e ela me revelou que fumava 2 carteiras de cigarro por dia. Uma restauração em especial, num canino, a incomodava bastante. Fiz uma nova pra ela, branquinha, mas com a recomendação de que ela parasse de fumar, pois isso traria um benefício imenso para a sua saúde e aumentaria, também, a vida útil das suas restaurações estéticas. Ela concordou, e foi embora feliz.

Café, refrigerante, cigarro…

Sim, os seus hábitos alimentares, de higiene e etc. interferem diretamente na cor das suas restaurações e dos seus dentes. Pessoas que têm o costume de beber muito café, vinho e refrigerantes que abusam dos corantes artificiais podem ter diminuída a longevidade estética das suas restaurações, e ter dentes mais escuros e/ou amarelados do que gostariam. Da mesma forma, o fumo interfere diretamente não só na cor das restaurações como na cor dos dentes. Todos os produtos citados favorecem o aparecimento de manchas chamadas extrínsecas na superfície dentária. Esse princípio também vale para os clareamentos dentais: quanto mais cuidado você tiver, evitando essas substâncias, mais tempo dura o resultado do clareamento. A receita é bem simples, na verdade… não é magia, é Odontologia! 😀

Existe outro tipo de mancha, aquelas chamadas manchas intrínsecas. Essas são bem mais complicadas de serem eliminadas, se é que isso é possível. São aquelas manchas provenientes do uso de algumas variedades de antibióticos, o escurecimento relacionado à idade do paciente (nossos dentes tendem a escurecer com o tempo), aqueles dentes que escurecem depois de um trauma (uma batida, por exemplo) ou de um tratamento de canal, manchas de fluorose (quando somos expostos a uma quantidade exagerada de flúor durante o desenvolvimento dos nossos dentes), etc..

Além disso, a qualidade da sua higiene é fundamental. Uma boa escovação depois de ingerir esses alimentos e bebidas faz com que seus resíduos permaneçam por menos tempo em contato com o esmalte dos seus dentes, diminuindo a chance de manchas e pigmentações.

Ah, pra concluir a história da minha paciente… ela voltou mais de 1 ano depois, com a restauração que eu fiz escurecida, reclamando: “Doutora, olha só! Parei de fumar e a restauração, mesmo assim, amarelou! Como pode isso?”. Perguntei: “Há quanto tempo você parou de fumar?” Ela: “Há 2 semanas, mas não aguentei e fumei uns cigarrinhos durante esse período”. 😀

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Dentística

Marcadores:

26 comentários

  1. Bom dia Drª, de um dia para o outro apenas um dente meu escureceu (uma cor meio acinzentada), sentia um pouco de sensibilidade nele também, fui ao dentista do SUS e ele supôs ser um canal, pediu um radiografia do local. Voltei com a radiografia em mãos e ele afirmou não ser canal, pensou em uma necrose, mas após o teste com ice alguma coisa hahah (não me lembro o nome), também confirmou não ser necrose, pois eu sentia todos os dentes. Ele disse não saber do que se tratava, e me aconselhou a procurar um especialista em canal, pois eles tem aparelhos mais específicos para detectar canal. Também disse que uma hipótese seria eu ter levado uma pancada, e um vasinho estourou deixando esse dente escuro, mas eu não levei nenhuma pancada. Eu continuo com sensibilidade apenas nele. O que pode ser???????

      1. Sinto sensibilidade sempre quando enxaguo a boca, puxo ar pela boca, e bebo água gelada. Para morder e beber coisas quentes, não sinto nada.

        1. Vale a avaliação com um especialista, então. Mas a teria do seu dentista faz sentido, pode ter havido algum “vasinho estourado”.

  2. Dra. Tudo bom? Estou com uma duvida.
    Fui ao dentista e foi detectada uma cárie no meu dente da frente (havia uma mancha um pouquinho escura nele), o dentista fez a restauração, que foi feita pela parte interna do dente, ou seja, não houve necessidade de furar o dente pela frente. Porém de uns 3 dias pra cá observo que a mancha escura continua lá e um pouco maior e mais perceptível. O que pode ter ocorrido? Serviço mal feito? Infiltração? Vale ressaltar também que meus dentes apresentam manchinhas esbranquiçadas desde a troca dos de leite, as quais nunca me incomodaram, tem alguma coisa a ver?
    Desde já muito obrigada, aproveito também para parabenizá-la pelo trabalho feito neste blog.

    1. Carolina, dependendo da profundidade da cárie, o dente fica mais translúcido… e o tecido escurecido por baixo da restauração (que não é cárie, mas dentina reacionária, um tecido de defesa do dente contra a cárie) aparece. Creio que seja isso.

      1. Entendi, mais uma perguntinha rápida.
        Esse tecido pode ir escurecendo com o tempo? (O dente ficará cada vez mais escuro? 🙁 )

  3. Olá, dra.
    Meus dentes superiores… Esqueci como são chamados… enfim, meus dentes superiores de trás (os três últimos) estão manchados da metade pra cima, ou seja, cada dente tem uma mancha amarela da metade pra cima.
    Isso é falta de higienização correta ou pode ter sido causado por substâncias presentes em alimentos? Quanto à higienização, passo fio dental todo dia. E não tomo vinho, café e nem fumo. Por outro lado, sou fã de chocolate, mas só como à noite. Seria isso?

    Obrigado.

    1. Paulo, sim, se esse manchamento apareceu, ou seja, ele nem sempre esteve aí, a causa deve ser algum hábito seu, provavelmente ligado à alimentação. Seria interessante avaliar junto a um dentista pra determinar mais especificamente a causa.

  4. Doutora, tenho obturação nos dois primeiros dentes da frente superiores e ja foram obturados tres vezes, posso obturar pela quarta vez? Motivo da troca é porque escurece rápido e tbm necessito usar aparelho, sera q causa algum dano no dente da frente por serem obturados varias vezes?

  5. Dra., usei aparelho por três anos, acabei tirando há 8 anos atrás, mesmo sem concluir o tratamento, na época os dentes estavam alinhadinhos, com o passar dos anos e o nascimento dos sisos, alguns dentes ficaram desalinhados novamente, porém, há cerca de 1 mês percebi que o dente 22 começou a escurecer em relação aos outros, inclusive ele é o dente que ficou mais “fora do lugar” como era antes de usar aparelho… Eu sinto que ele está encostando nos dentes de baixo ao morder, isso não me causa incomodo nem dor, mas sinto ele se movimentar (suavemente) para cima quando fecho a boca… Pode ser algo grave? É possível clarear novamente esse dente? Que tipo de especialista devo procurar? Desde já, muito obrigado!

    1. Luan, a alteração de cor de um dente costuma revelar um problema de canal. O fato desse dente estar “batendo errado” no correspondente a ele na parte de baixo pode levar tanto a um problema de canal quanto periodontal (na gengiva e no osso em volta do dente). Eu não diria que é grave, mas sugiro fortemente que você procure um dentista (pode ser um clínico geral ou um especialista em endodontia) pra avaliar assim que possível.

  6. Olá dra., queria saber se os dentes metade da boca sao maiores e os outros menores o aparelho arruma? É se preciso lixar?

    1. Higor, não sei se entendi bem o que você quer dizer. Mas se há desalinhamento dentário, o aparelho costuma arrumar, sim. Procure um dentista / ortodontista e faça uma avaliação.

  7. Entendi ;D Fico mais aliviada ainda, rsrs. ^^ (amanhã cedo vou tirar o RAIO-X pra começar o tratamento, nem to mais com medo :D)
    O antialérgico é a Dexametasona e o antibiótico ela passou a Penicilina, mas como sou alérgica, to tomando um outro lá (nome estranho, não lembro ;X).
    Aaaah, outra duvida: eu vou ter q fazer uma cirurgia pra tratar essa fistula? Dói? ;/

    1. A Dexametasona é um anti-inflamatório também, então faz sentido a prescrição. É bastante usado por dentistas. O retratamento de canal já deve ser suficiente pra controlar a infecção, então não seria necessária cirurgia. E, com o controle da infecção, a fístula some.

  8. Ufaa! Que alivio. 😀
    Esse dente não tá escuro, tá bunitinho *_*
    Eu nem imaginava que o tratamento de canal escurecia os dentes!
    Então… são só 4 mesmo as chances? \O/ Uhuuul.
    Ah, a proposito, a dentista me passou dois remédios pra tomar: um antibiótico (achei normal) e um antialérgico (super estranho!) O que a senhora acha? ;S
    Thank You Drª.

    1. Não é o tratamento de canal, em si, que escurece os dentes, Ana… é o fato do dente ficar desvitalizado (sem nervo), e às vezes ocorre sangramento dentro dele, também. Isso mancha a dentina por dentro. Se isso não aconteceu, você não deve ter problemas. Qual o nome do antialérgico?

  9. Drª. Fui a dentista, e ela me disse que tenho uma fistula no dente da frente, e ai terei que retratar o canal. Detalhe: eu já fiz canal nesse mesmo dente ha uns anos atrás. Só q to com MUITO, MUITO, MAIS MUITO MEDO de escurecer esse dente, e tals. Tipo assim, em uma escala de 0 a 10, qual a chance desse dente escurecer?

    1. Ana, se ele não está escuro mesmo já tendo o canal tratado, acho que as chances dele escurecer são pequenas. 4 numa escala de 1 a 10. 😉

  10. Mais uma vez muito obrigado pelo post, é verdade que se tomar sucos com canudinho também prolongaria o branco que o clareamento produz, uma vez que o líquido não entra em contato com os dentes indo direto pra garganta?

    1. É verdade sim, Felipe. É uma forma de não ter que deixar de beber certos líquidos (café, refrigerantes e sucos escuros) pra manter o resultado do clareamento por mais tempo. Jeitinho. 🙂

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista