Meu canino é muito pontudo!

Sério??? O meu também :). Caninos são pontudos mesmo, Deus os fez e assim por um motivo.

Os caninos, as famosas “presas”, são dentes que têm papel fundamental na oclusão (mordida) da gente. São, sem dúvida, os dentes mais fortes de todo o arco e que têm a base óssea mais robusta. Uma das características mais marcantes deles é o fato de serem pontudos, pois têm a função de perfurar e rasgar os alimentos. Podem perceber: em animais carnívoros (cães, gatos, vampiros, tigres, leões…) eles são bem maiores que os outros dentes.

“Mas meu canino é muito pontudo e eu não gosto, queria lixar ele e deixar do tamanho dos outros!”. Você está fazendo isso errado…

Os caninos não são pontudos à toa!

Existe um conceito que se chama oclusão mutuamente protegida. Isso quer dizer: os dentes da frente protegem os dentes de trás e os dentes de trás protegem os dentes da frente. Isso porque eles suportam forças de forma diferente. Os da frente aguentam melhor forças laterais, enquanto os de trás se dão melhor com forças no sentido do próprio eixo.

Como essa proteção mútua acontece? Os dentes não desocluem de qualquer jeito, há uma forma pré-determinada pra isso acontecer. E o que regula isso são as guias, “caminhos” que os dentes usam para desocluir. As duas guias são a guia incisiva (ou anterior) e a guia dos caninos (que não chamarei de “guia canina” porque isso é coleira de cachorro) :).

A guia incisiva acontece quando você põe o queixo pra frente. É impossível manter os dentes de trás encostados (mordendo) quando se faz esse movimento, certo?! E a guia dos caninos se dá quando você coloca o queixo para o lado. Geralmente os únicos dentes que se tocam nesse movimento de lateralidade são o canino superior com o canino inferior. Isso porque os caninos são os dentes que melhor suportam forças laterais e axiais, além de estarem inseridos em um forte pilar ósseo.

Nada disso que eu falei acontece na sua boca? Calma, nem toda boca é igual, o que eu descrevi é “apenas” o ideal. Mas por que não procurar um ortodontista e fazer uma avaliação? É possível corrigir essas guias usando aparelho ortodôntico

Tá… e pra quê este post enoooorme e chato? Pra explicar pra você que se o canino é pontudo não é à toa e, se você o lixasse, alteraria a sua mordida e a sua guia dos caninos. Portanto, TIRE DA CABEÇA ESSA IDEIA ABSURDA DE LIXAR SEUS DENTES. Caninos pontudos são lindos, Deus fez eles assim. Vai discutir com o Criador?

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Dentística

Marcadores:

108 comentários

  1. Oi, meu nome é Brenda, queria perguntar se pessoas com todos os quatro dentes da frente com canal podem colocar aparelho odontológico ???

    1. Podem sim, Brenda. Se os tratamentos de canal estiverem ok, os dentes podem ser movimentados normalmente. Procure um ortodontista pra avaliar.

    1. Isso é normal, José. Os dentes nascem com essas “serrinhas”, e as elas somem com o tempo, com a idade, pelo desgaste. O que ocorre é que você deve ter mordida aberta anterior, ou seja, os seus dentes da frente não se encostam e, portanto, não desgastam. Sugiro a avaliação de um ortodontista.

  2. Meus dentes sao iguais de lobisomen, muito pontudo mesmo, e agora ele esta ficando chato em cima e virando pra trás, é algo anormal? Preciso fazer algo para mudar?

    1. Adailton, não sei exatamente o que você quis dizer com “ficando chato em cima e virando pra trás”. Imagino que seja algum problema de movimentação dentária indesejada. Procure um ortodontista pra avaliar… havendo indicação, o uso de aparelho ortodôntico deve resolver isso.

  3. Olá, tenho 19 anos e não gosto muito dos meus dois dentes de cima, são redondos e eu não consigo sorrir por causa disso, existe algum procedimento para deixa-los quadrados? Por favor me responda, preciso muito saber. Obrigada!

    1. Joyce, existe. Pode ser feita restauração estética, faceta, etc.. Depende do caso. Procure um dentista pra avaliar.

  4. Tenho 27 anos e faz tempo que tenho vontade de lixar meus caninos. Acho pontudos e horríveis… mas todos dentistas dizem para não fazer isso. Depois do seu post estou ainda mais convencida.

  5. OEEE 😀 (não te chamo de doutora ou de senhora pq sinceramente, penso q isso envelhece e muito a pessoa 🙂 )

    TEM COMO EU AFIAR MEUS DENTES CANINOS SOZINHO SEM PREJUDICÁ-LOS OU SEM ACABAR DEIXANDO ELES MENORES? TENHO 14 ANOS E GOSTO MUITO DOS MEUS DENTES NA VERDADE, MAS GOSTARIA DE DEIXÁ-LOS MEIO SEI LÁ SABE? É SÓ UMA PERGUNTINHA, MAS POR FAVOR NÃO ME DEIXE NO VÁCUO ;D
    ~VLW

    1. Alvin, chame como quiser (dentro da regras de boa educação, claro). 😉

      Nunca deixo ninguém no vácuo aqui no blog! Mas não, não tem como “lixar” seus dentes sem prejudicá-los. Se você quer os caninos mais pontudos, pode ser possível, mas com restauração ou prótese. Procure um dentista pra avaliar.

  6. Dra. meus dentes caninos sao pontudos que nem de vampiro mesmo. Tanto de baixo quanto de cima. Tem como serrar? Pois é muito ruim.

    1. Ter, tem… Renatho. Mas por que é ruim? Os meus também são pontudos, e a ideia é que eles sejam, mesmo. Desgastar seus dentes pode causar vários problemas. De qualquer forma, procure um dentista pra avaliar.

    1. Não Maria, porque o aparelho só muda a posição dos dentes, não o formato deles. Nesse caso, se o dentista achar necessário, o ideal seria fazer uma restauração estética. Procure um dentista pra avaliar.

  7. Oi, eu queria ter o sorriso bonito, mas não sai como quero, principalmente em fotos, parece sorriso falso ou torto, o que devo fazer?

    1. Vineh, procure um ortodontista pra avaliar. Se o problema for o alinhamento dos dentes, é possível corrigir com aparelho ortodôntico.

  8. Olá doutora, coloquei aparelho dentário faz alguns meses e meus caninos são muito pontudos. Com a correção da minha mordida, que é muito aberta por sinal, eu acabo me mordendo às vezes até acostumar, mas esses machucados causados pelas mordidas estão tomando grandes proporções, como aftas muito dolorosas e dificuldade de tomar líquidos. Gostaria de saber se há a possibilidade de lixá-los somente pra deixá-los um pouco menos afiados. Gosto deles como são, mas estão afiados DEMAIS… 🙁

    1. Adriano, pode ser que sim… mas é preciso avaliar, porque desgastar dentes muda totalmente os contatos dentários, e isso pode ser um problema. Converse com o seu ortodontista.

  9. Uso aparelho há 4 anos. Tive um atraso dentário, fiz 4 cirurgias, passei por maus bocados rs. Mas, está na reta final, já vou tirar esse mês, mas não ficou como eu queria. O meu canino superior não é juntinho ao outro dente como eu queria, pelo formato dele ser muito pontiagudo e largo. Queria saber se tem como “corrigir” esse pequeno buraquinho, que me incomoda. Me recomendaram a não colocar resina. Obrigada !

    1. Dayene, quem “recomendaram”? Porque se é um problema anatômico (do formato do dente) e não de posicionamento dentário, só dá pra corrigir com restauração, faceta ou coroa.

    1. Oi, desculpe, não consegui comentar. Sempre leio seus posts e gosto muito. Meu problema é o seguinte: uso aparelho e meus dentes eram pra fora mesmo. Só que pelo fato de já ter 32 anos se foram mais de 20 com eles assim. E pior que os incisivos centrais tinham diastema. O aparelho está alinhando eles, e meu diastema fechou, mas os dentes incisivos centrais (que já eram grandes) estão com tamanhos diferentes, devido aos anos e anos que eram tortos e foram desgastando. Resultado: estou com eles com tamanhos diferentes e queria ver se tem como desgastar para eles ficarem do mesmo tamanho (colocar resina não seria bacana, porque eles são bem compridos). O que vc acha? Obrigado e desculpe o tamanho do post.

      1. Carla, as duas coisas são possíveis: tanto desgastar o dente “maior” quanto restaurar o dente “menor”. Via de regra o ideal seria restaurar o dente desgastado, mas vale a avaliação do seu dentista a respeito.

  10. Tenho os dentes da frente, tanto inferior quanto superior, de serrinha… e essa bela tarde que havia ido a dentista pra tirar a cola do aparelho, ela lixou e tals todos os dentes. Eu resolvi quando cheguei em casa pegar uma lixinha de unha e lixei os dois do meio da frente pra tentar tirar a serrinha, não tirou totalmente as serrinha mas deu uma melhorada ! Queria saber se corro algum risco, pois minha mãe me disse que dava cárie porque tirei a proteção dos meus dentes e tudo mais, e agoraaaa! Estou aflita morrendo de medo de ficar banguela, me ajude!

    1. Paola, você não vai ficar banguela, pode ficar tranquila… mas lixar seus dentes com uma lixa de uma não foi lá uma grande ideia 😉 . De qualquer forma, você deve ter, apenas, removido um pouco de esmalte, não deve ter chegado à dentina, que é o tecido dentário que fica por baixo do esmalte, então não deve haver maiores consequências. Mas NÃO FAÇA MAIS ISSO, ok?!

  11. Ana Tokus, olá!

    Tenho os dentes caninos um pouco maiores que os demais, parecendo de “vampiro” mesmo, vou usar aparelho novamente, para ajeitar os dentes frontais, ao lado do canino. Gostaria de saber existe possibilidade de descer mais ainda os caninos, pois os acho mais altos em cima, e nao ligo de aparentarem dentes de vampiro, acho até interessante, tem como abaixa-los proporcionalmente? Obrigado!

    1. Paulo, se eles realmente estiverem posicionados mais acima que o adequado, tem como alinhá-los mais pra baixo, sim. E pontudos eles são mesmo, acho lindo. 🙂

  12. Realmente, caninos pontudos são LINDOS! Os meus são muito pontudos mesmo, parece canino de cachorro haushsuahsush, não, mentira, mas é muito pontudo, dá até pra machucar o dedo se pôr em cima kkkk (mini exagero pra dar emoção 😀 )

  13. Oi Doutora, caí sem querer no seu site e lendo poucos posts já me tornei sua fã pela dedicação em mantê-lo.
    Pois bem, tenho uma looonga história com os aparelhos ortodônticos. Migrei em 4 dentistas durante todo o tratamento de 5 anos. O último deles fazia duas manutenções por mês, assim agilizou tudo e vi muita diferença em 1 ano que não vi em 4! Quase no final ele me pediu uma extração de um dos dentes que fica entre o canino e o grandão da frente (de coelho) pois esse meu dente estava beeem pra trás, parecia quase no céu da boca, haha e na época eu não me importei muito com estética nenhuma, sem pestanejar fui lá e arranquei. >:
    Mas logo que finalizei o tratamento vi toda a diferença que aquele dente faria, meu sorriso ficou totalmente desproporcional e pra ajudar a linha média do meu rosto não bateu e fico com a “boca torta”, isso me incomoda muito a ponto de conter gargalhadas as vezes, as pessoas juram que só percebem depois que eu conto mas não alivia meu arrependimento. A questão é: quero corrigir isso! Mas não sei que opções eu tenho agora, implante, lixar o outro canino porque a ponta deles é bem acentuada mas um está no lugar certo e o outro está mais pra cima grudadinho no dente grande de coelho 🙁
    Na próxima semana tenho avaliação com meu ortodontista de novo, pois alguns outros dentes já mudaram de posição mesmo com o móvel… Gostaria de chegar lá com alguma outra opinião profissional, é isso.
    Aguardo resposta, desculpa o textão hahahah

    1. Bruna, o incisivo lateral faz bastante falta no sorriso. E a ausência dele de um lado só causa desvio de linha média, mesmo… é o caso do Tom Cruise, que não tem o incisivo lateral esquerdo. As opções são basicamente: 1. Extrair o outro incisivo lateral, fechar o espaço e transformar ambos os caninos em laterais (com desgaste, restauração ou prótese); 2. Abrir o espaço do lateral extraído e fazer implante. Não sei se as 2 alternativas são possíveis no seu caso, mas a opção 1 é mais rápida, mais barata e um pouquinho menos estética, porque os caninos são dentes bem maiores que os incisivos laterais. Já a opção 2 e um pouquinho mais demorada, mais cara, mas mais estética, pois você, aí, teria 2 incisivos laterais novamente. É isso. 🙂

  14. Olá Drª, tudo bem?
    Meus dentes são grandes e eu tenho um problema com o canino direito. Várias vezes enquanto como, eu acabo mordendo minha boca com esse canino sempre no mesmo lugar. Ocorre de ser mais de uma vez enquanto como, e em todas, com muita força. Eu usei aparelho por muito anos, mas sempre tive esse problema. Mas agora me incomoda muito, porque dói e fica inchado. Você pode me dar alguma sugestão do que fazer quanto a isso?
    Obrigada!

    1. Ana, e você considera que esse canino está alinhado com os demais dentes? Pergunto por é estranho que um dente corretamente alinhado cause esse tipo de problema.

  15. Olá Drª, tdo bem?
    Muito legal o seu blog, parabéns! Sou fã!
    Queria muito tirar uma dúvida, uso aparelho e meus dentes estão bem melhores que antes, mas ultimamente estou notando que um dos dois dentes da frente na parte superior, está maior q o outro, mais pra baixo. Tenho receio de pedir pra dentista mudar o braquete de lugar pois pode levantar demais o dente e assim ficar pior, já q a diferença é pouca. Será q futuramente eu posso dar uma “lixadinha” no dentista para alinhar quando eu tirar o aparelho? Isso é realizado?

    Muito obrigada 😀

    1. Aline, obrigada. 🙂

      Às vezes é só questão de recolar o bráquete, mesmo. O que é preciso avaliar é se o bráquete está realmente colado mais pra cima ou se os seus dentes é que estão desgastados não uniformemente. Chame a atenção da sua dentista pra isso, se for o caso de recolar, ela pode fazer isso na hora, se for o caso de haver desgaste não uniforme, é possível desgastar o outro dente ou restaurar o dente mais “curto”, aí depende do caso.

  16. Dra, antes de mais nada, parabéns pela iniciativa e pelo blog. Realmente, como já disseram outras pessoas acima, não é fácil encontrar uma pessoa que se presta a tentar, de alguma forma, ajudar quem tem dúvida, sem ser remunerada por isso. Bom, meu caso não tem muito a ver com o tema desse post, ou seja, tenho os caninos pontudos também, como a maioria, mas não acho que isso seja um problema… rsrs. O negócio é: faz dois meses que coloquei aparelho fixo, tenho 29 anos. A dentista, quando perguntei sobre o meu tipo de mordida, se havia algo errado, apenas me respondeu que havia falta de espaço. Acho que ela respondeu outra coisa, mas tudo bem. Coloquei o aparelho mesmo assim. O motivo maior para a colocação do aparelho era um desalinhamento nos dois dentes da frente. Um deles estava quase girando 180º. Ele subiu em cima do lateral e estava quase na horizontal… rsrs. O outro nem tanto, mas o que estava acontecendo é que devido a esse dente estar por cima do outro, empurrou o outro, e então ficou tipo um desalinhamento da linha mediana. Os dentes da frente não estavam bem alinhados no meio, por assim dizer. Bem, agora esse dente que estava por cima do outro, está voltando pro lugar. Mas aí o outro, que estava “normal” desceu, ficando maior do que este que estava torto. Então agora estou com um dente da frente maior do que o outro. E não era assim. Por mais que o outro estivesse girando, ainda assim a ponta dos dois se igualava. Acho que porque o que não estava torto, estava bem pra cima, mas agora desceu. E tem outra coisinha também além disso… rsrss. Esse mesmo dente que estava girando, é como se ele tivesse empurrado a gengiva. A gengiva não encobre a raiz desse dente especificamente, só do outro. Do outro dente ela está normal, encobrindo a raiz. Mas desse não, está um lado da gengiva “empurrado pra cima”, tipo “descoberto” e o outro normal. A gengiva sempre foi assim nesse dente, embora ambos tivessem o mesmo tamanho. Isso não foi por causa do aparelho, eu creio. O aparelho apenas fez com que um dente descesse (justo o que acho que não precisava… rsrs), e o que precisava não desceu, pelo menos ainda não… rsrs. E como a gengiva tem esse desvio também, nesse mesmo dente, fico com medo de que nem vá descer, que não seja possível igualar só com o aparelho. Ou seria parte do processo mesmo? Tipo, depois esse outro dente vai acabar descendo? A minha dentista não gosta muito de responder perguntas pelo visto… rsrs, então venho através desse blog, tentar esclarecer. Sobre a falta de espaço, ela ainda não me disse o que isso implica. Falou que tenho falta de espaço, mas não o que terá que ser feito. Até o momento só coloquei aparelho na parte de cima. Ela disse que depois colocarei na parte de baixo. Sobre a mordida, não disse nada. Aparentemente me parecem normais. Quer dizer a de cima é um pouco à frente da de baixo, mas não acho que seja muita coisa não. Há um desvio da linha em relação aos dentes da frente, mas, inicialmente, pensei ser por conta desse dente que estava completamente fora do lugar. Desculpe pelo texto enorme… rsrs. E obrigada desde já!

    1. Fabiana, fico feliz em ajudar. 🙂

      A preocupação da sua dentista, no momento, é corrigir o posicionamento dos seus dentes. Essa correção vai mostrando, aos poucos, alguns “defeitos” que antes que você não via ou que estavam “disfarçados”: recessões gengivais, desgastes dentários indesejados, etc.. Então é preciso concluir o tratamento ortodôntico – ou pelo menos se obter bons alinhamento / nivelamento inicias – pra depois pensar em como resolver as outras questões. Pelo seu relato, você tem recessão gengival, o que pode ser corrigido com enxerto de gengiva. E a diferença de tamanho entre os dentes, pelo que me parece, é resultado de anos mordendo errado e desgastando um dente só. Enfim: é preciso uma abordagem considerando várias especialidades odontológicas para o seu caso. Mas dá pra resolver. 😉

    2. Obrigada Dra. pela resposta. Mas pode ser desgaste que só apareceu agora? Porque, como eu expliquei, embora os dentes da frente fossem tortos (um especificamente notório) as pontas se igualavam. Ou seja, eles eram do mesmo tamanho. Após a colocação do aparelho odontológico é que ocorreu isso. Na verdade de um mês pra cá (faz dois que estou de aparelho). O dente mais torto, aparentemente corrigiu, e com essa correção acabou ficando mais pra cima que o outro (o que me leva a pensar que esse outro desceu, pois subir já li que não é possível). Quanto à gengiva, imagino que seja isso mesmo, e vou conversar com a dentista sobre formas de corrigir após o tratamento ortodôntico. Obrigada!

      1. É que antes esses dentes estavam fora de posição, então o desgaste deles seguia o padrão da posição que eles estavam… quando eles foram reposicionados, ficou evidente o desgaste “errado”. Esse desgaste não aconteceu agora, é antigo, mas agora ele ficou evidente. Os dentes não eram do mesmo tamanho, mas “tortos”, pareciam ser. É o que eu acho que ocorre, embora, sem examinar você, não dá pra ter certeza.

        1. É, pode ser que tenha ocorrido isso. Então, se for desgaste, tem correção? E é feito com um dentista especializado em estética, é isso? Ou outra especialidade? E essa correção só pode ser feita após a conclusão do tratamento ortodôntico? Mais uma vez obrigada.

          1. A correção é com restauração estética, que pode ser feita por um dentista especialista em dentística, se você preferir. O ideal é esperar a remoção do aparelho pra fazer a correção.

  17. Dra., boa noite!
    Os meus caninos são retos e o meu dentista disse que é preciso fazer as pontas com resina. Mas estou com medo de mudar meu sorriso.
    Ele me explicou que por não serem pontudos, quando faço os movimentos de lateralidade os meus dentes se encostam. Ele disse que isso não deveria ocorrer. É isso mesmo? O que me diz a respeito?

    1. É isso mesmo, Clara. Pelo menos numa situação ideal, quando a pessoa coloca a mandíbula para o lado, o caninos, ao se encostarem, evitam que os outros dentes se encostem. Isso protege os dentes posteriores de forças laterais (os dentes da frente são mais preparados para forças laterais, e os de trás para forças axiais).

  18. Bom dia doutora, admiro muito seu trabalho. Queria lhe fazer uma pergunta, tenho os dois caninos superiores mais pontudos e um pouco mais compridos, e já que tenho a arcada dentária um pouco pra frente, eles ficam mais realçados ainda, e um deles já tem bastante restauração. Será que meu dentista poderia lixar mesmo assim sem deixá-los sensíveis ? Como ele vai saber até que ponto pode lixar ? E depois que o dentista fizer alguma coisa não tem como voltar atrás não é ? Minha preocupação é essa. Muito obrigada pela atenção.

    1. Claudia, pode. Mas é preciso avaliar bem se isso é possível e necessário no seu caso em específico. Pode haver sensibilidade sim, afinal será removido tecido do seu dente, mas não dá pra afirmar que vai haver. O “ponto” é o dentista quem sabe, considerando a estética e a relação desses dentes com os correspondentes no arco oposto, assim como a sua “mordida” de forma geral. Realmente, uma vez isso feito, não dá pra voltar atrás… mas se o dentista fizer, é porque julgou benéfico pra você… então, não deve haver razão pra se arrepender.

  19. Olá Dra,
    Fui a dentista para a avaliação de colocação do aparelho ortodôntico e ela me disse que terei que extrair meus dois pré molares superiores para que o tratamento tenha um resultado eficaz. Já realizei duas extrações e foram doloridas, por este motivo tenho receio de realizar novamente este procedimento. Gostaria de verificar com você se este é um procedimento comum e se após a extração e com o uso do aparelho fixo os dentes ocuparão o espaço do pré molar de forma esteticamente boa, a ponto de não ser perceptível a extração?

    1. Sim Laila, a extração de dentes por motivo ortodôntico é bem comum, principalmente pré-molares. Quando essas extrações são bem indicadas – e ela sua descrição não tenho razão pra achar que não foram -, o espaço vai se fechar por completo, ninguém perceberá que esses dentes um dia foram extraídos.

  20. Dra. meus dois dentes da frente, os superiores principais, tem tipo umas serrinhas, gostaria de saber se posso lixá-los, tipo para alinhá-los?

    1. Rafael, dependendo do caso, até pode. Qual a sua idade? Porque ter dentes “serrinha” já adulto não é algo comum, e pode revelar uma mordida aberta anterior. Enfim: procure um dentista pra avaliar.

    1. Murilo, seu dentes, de forma geral, não são maiores que o normal… pelo contrário: eles são menores que o normal. Por isso que os caninos parecem tão grandes, por uma questão de comparação, é relativo. Além disso, há um desalinhamento, o que aumenta a sensação de caninos pontudos. Sugiro que você procure um dentista especialista em estética (dentística) e em ortodontia (aparelho) pra avaliar.

  21. Olá Dra. Eu uso aparelho fixo ha cerca de 4 meses e por volta do 2/3 mês, meu canino inferior esquerdo, que era um pouco deitado, começou a levantar. Antes do aparelho aparentava ter apenas uma pontinha que o outro não tem. O inferior direito é quadrado, não tem ponta, e atualmente esta da mesma altura dos incisivos. Depois de ter levantado e já ser pontudo, ele está muito maior que o outro que nem ponta tem ???? Só pra constar, já que vc falou tanto em mordida, a minha é profunda. Eu quero saber o pode ser feito nesse caso?

    1. Gláucia, será preciso terminar o tratamento ortodôntico pra então avaliar os desgastes que você tem. Pode estar indicada a restauração ou até outros desgastes, de forma selecionada. Assim que você remover o aparelho, procure um dentista especialista em estética (dentística) pra avaliar.

    1. Samuel, procure um dentista pra avaliar se o problema é um desgaste diferente dos 2 dentes ou se é um problema de alinhamento. Dependendo da razão, pode estar indicado desgaste, restauração e até aparelho.

  22. Olá Dra.! Amei o post.
    Mas meu caso é contrário. Eu acho lindo demais caninos pontudos e os meus não são tão proeminentes. Gostaria de lixá-los, pelo menos um pouquinho, só pra deixar um pouco mais pontudinhos. Tem alguma contraindicação? Pode causar algum dano? Devo fazer isso apenas em uma clínica? Tenho receio de ir em alguma clínica e o dentista rir da minha cara pelo meu pedido. Sei que parece invenção de moda, hahaha, mas não é. Seria como uma plástica, pra ficar melhor esteticamente.

    Obrigada.

    1. Gege, não é nem questão de fazer desgaste, seus caninos devem já estar desgastados, por isso não são pontudos. Seria preciso restaurá-los, mas é preciso avaliar se sua “mordida” permite isso. Sugiro que você procure um dentista especialista em estética (dentística) pra avaliar.

  23. Doutora, meu dente da frente é maior em relação aos outros… eu não gosto muito, eu gostaria que ele ficasse do tamanho igual dos outros. Como faço isso? E tem como diminuir meu dente sem prejudicar a sua bocal da minha boca?

    1. João, os 2 dentes da frente – e os caninos – são mais compridos que os outros, mesmo. É esperado que seja assim, os meus são assim também. De qualquer forma, pode ser que haja um problema de posicionamento desses dentes e eles estarem “mais pra baixo”, mesmo. Sugiro que você procure um ortodontista e um dentista especialista em estética (dentística) pra avaliar. Se for possível e necessário algum desgaste nos seus dentes – ou usar aparelho -, eles vão indicar.

      1. Mas doutora, eu queria lixar eles e deixar do tamanho normal, eu já usei aparelho arrumou uns, mas os dois da frente são bem grandes. E recebo muitas piadinhas por ter eles grandes. Oush 🙁 Digo pra você que sou infeliz por não poder sorrir bem, então me ajude!

        1. João, eu compreendo e quero ajudar você, mas antes de “lixar” um dente é preciso considerar se esse é um procedimento necessário e que não vai prejudicar sua mordida (a guia anterior, pra ser mais exata). Você quer desgastar esses dentes pra eles ficarem “normais”, mas talvez eles já sejam normais, entende? Então procure um dentista pra avaliar, se os seus dentes são desproporcionalmente maiores que os demais, há como resolver. Existem proporções específicas para cada tipo de dente, e qualquer dentista, por formação, vai procurar obedecê-las.

  24. Dra., um HELP! Aqui estou de novo, dessa vez desesperada! Extraí o dente que fica ao lado esquerdo do canino (pré molar se não me engano), e estou com pontos nesse local. Não tive dores significantes, nem sangrou, e me alimento de quase tudo normalmente. Hoje ainda é o 3º dia após a extração e já estou vendo uns pontos saindo! Ela disse que iriam sair em 9 dias!! Estou com muito medo pois não estou limpando a área dos pontos do dente extraído (apenas escovo ao redor), to com medo de machucar/sangrar… Como eu o limpo e com o que? Estou morrendo de medo de um infecção. Agora mesmo, fui mexer e está ardendo! Tbm tem umas coisas brancas/meio amarelas na área dos pontos, parece sujeira (mas ela passou uma pomada na região após a cirurgia, então não sei o que é). 🙁 ai meu Deus.

    1. Caaaaalma, Isabelle. Às vezes os pontos se soltam antes, mesmo. É importante que você limpe o local, use um cotonete umedecido com água. As “coisas brancas/meio amareladas” podem ser sujeira, produtos da inflamação ou até uma coloração diferente da própria gengiva.

  25. Admiro muito seu trabalho com a boa vontade de responder à tantas perguntas, sem ganhar nada com isso. Você é de fato um ser abençoado por Deus, sinto sua luz! Que Deus te abençoe. Ajudar só nos traz coisas boas. Minhas dúvidas são quase sempre respondidas ao ler suas respostas nos comentários… Então, não me resta perguntas, mas sim, todos os elogios, agradecimentos e admiração pelo o que vc faz aqui! Se eu fosse dentista, gostaria de ser como és. Uma profissional que se destaca, humilde e de compaixão com o próximo. És especial! Obrigada!!

    1. Obrigada, Isabelle. Sem dúvida, é algo trabalhoso mas gratificante. Seu comentário é mais um incentivo pra continuar trabalhando (e responder ainda hoje as 46 perguntas que estão aqui na fila 🙂 ). Obrigada mais uma vez, um grande abraço! 🙂

        1. Depende, Luana. Pode ser por uma questão anatômica ou porque estão mal posicionados, ou seja, o direito não é diferente do esquerdo realmente, mas está posicionado mais acima / mais abaixo que o outro. É preciso considerar, também, a “mordida” da pessoa como um todo, se há desgastes, etc..

  26. Olá! Tenho caninos elevados dos demais, quanto tempo o aparelho ortodôntico abaixaria o mesmo ?
    Gostaria de por uma foto aqui para mostrar, me adiciona no Facebook?

    1. Pâmela, se houver espaço para alinhar os seus caninos com os demais dentes, essa não é uma movimentação muito demorada… talvez de 4 a 6 meses. Mas cada caso é um caso, procure um dentista / ortodontista pra avaliar! Se quiser, mande a foto para [email protected]

  27. Olá doutora! É muito fácil vc colocar um post sobre o que vc pensa e tentar convencer os outros do que é certo ou não. Muitas pessoas não gostam da maneira de como seus dentes são não por frescura mas sim porque simplesmente não se sentem bem. Se vc se sente bem com o seu sorriso é fácil p/ vc falar (ou escrever), mas não é tão simples assim para algumas pessoas. Uma pessoa pode não estar feliz com o seu sorriso e tem casos em que isso abala a auto estima da pessoa, como eu já passei por isso. Portanto procure ver as necessidades do outro com mais sensibilidade, pois se uma pessoa não está feliz com a sua aparência não é empurrando um texto explicativo sobre o assunto que vai fazer com que a pessoa se sinta feliz de uma hora p/ outra. Ainda bem que encontrei uma profissional com uma visão compreensiva e que me ajudou com os meus dentes, pois é pra isso que nós procuramos os profissionais. Qualquer um que se sinta muito incomodado com algo em sua aparência não vai se sentir bem só com um monte de bla blá ainda que esse blá blá tenha a sua verdade. Você precisa entender que cada um tem um caso e que dependendo da situação pode ser muito embaraçoso e constrangedor para a pessoa dar um simples sorriso. Pense nisso!

    1. Taiane, eu querendo convencer alguém do que eu penso? Imagina, não tenho essa pretensão. As pessoas pensam como elas quiserem e usam as informações que obtêm como bem entendem. Fiquei procurando a palavra “frescura” no meu texto, não achei. Você poderia apontar, por favor, onde ela está?

      Sua argumentação, obviamente apoiada em sua experiências pessoais, ignora totalmente o contexto e desconsidera o público para o qual o texto foi escrito. Este blog tem mais de 500 posts, e eu não consigo suprir as necessidades de todo tipo de leitor em todo texto. Alguns têm medo, outros vergonha, outros nem uma coisa nem outra… só não querem caninos pontudos. É… assim, sem estresse, sem sofrimento. Pra essas pessoas, explicar o motivo da ponta do canino é mais do que suficiente pra convencê-las de que não há absolutamente nada de errado com os dentes delas. Nunca, em tempo algum, eu pretendi fazer ninguém feliz com o meu texto. Até porque a felicidade não funciona assim, por convencimento. É feliz quem quer, é feliz quem pode, é feliz quem consegue.

      O meu “blá blá blá com um fundo de verdade” tem nome, se chama CONHECIMENTO e serve para, entre outras coisas, explicar para o leigo (que não tem obrigação nenhuma de saber) o motivo dos caninos serem pontudos e como a alteração sem critério dessa anatomia pode ser prejudicial. Este blog foi criado há quase 4 anos com o propósito de informar e, dessa forma, ajudar as pessoas que têm medo de dentista, vergonha, dor ou que apenas querem tirar dúvidas sobre Odontologia. Esteja certa de que nesses anos e, antes disso, no meu consultório, tive a oportunidade de compreender os sentimentos das pessoas. Então, obrigada pelo – desnecessário – alerta, mas você não precisa me ensinar o meu trabalho. Trabalho voluntário que me toma um tempo danado e não me remunera, mas que ao mesmo tempo se torna altamente gratificante a cada feedback positivo que recebo de gente que eu pude ajudar de alguma forma. São cerca de 5.000 perguntas respondidas por mim no “Pergunte ao Dentista”, mais umas 15.000 aqui no blog, além dos e-mails enoooormes que recebo me pedindo ajuda, diariamente, sendo que tenho como compromisso ler e responder cada um deles. Não estou em processo de canonização nem pretendo ser declarada a nova Madre Teresa de Calcutá, mas, sim, fico MUITO feliz em ser útil. Então não venha me falar em “falta de sensibilidade”, em “ver a necessidade alheia”…. este blog só existe por uma questão de empatia pelo problema dos outros. Realmente, é fácil falar, e quem tem boca acaba falando. Pense nisso.

  28. Olá, Doutora Ana! Usei aparelho fixo por dois anos e dois meses. Ele foi removido há quase dois anos. Gostei bastante do resultado mas, de uns oito meses pra cá, tenho notado que o meu canino esquerdo – e somente ele – está desproporcionalmente grande em relação aos meus outros dentes. É como se “de repente” ele tivesse descido da minha gengiva! Isso está me incomodando bastante :s . Como a senhora resolveria um problema desse tipo?

    1. Amanda, se o problema for de posicionamento dele (se ele realmente “desceu”), o ideal seria instalar o aparelho fixo novamente. Existem opções removíveis também, como alinhadores do tipo Invisalign (um aparelhinho que parece uma moldeira de clareamento e que é útil nesses casos em que há necessidade de pequenas movimentações dentárias), mas esse tipo de técnica costuma ser bem mais cara (umas 5x mais). Já se o dente não se movimentou, pode ser que haja apenas uma diferença entre o desgaste desse canino com o canino do outro lado, e aí fica essa diferença. Nesse caso, pode até ser feito um pequeno desgaste, desde que isso não altere as suas guias (a forma como os seus dentes desocluem). Enfim… é preciso procurar um dentista (ortodontista e/ou um especialista em dentística / estética) pra avaliar a real causa e tratar de acordo.

  29. Olá Ana, eu tenho os dentes caninos superiores e inferiores super pontudos, sério, parecem dentes de vampiro, mesmo, não é exagero rsrsrs, e mesmo assim eu gosto muito deles, parabéns pelo blog.

    1. É como eu disse, Pedro, provavelmente não. Aparelhos removíveis fazem alguns tipos de movimentações dentárias, mas não acho que seria útil no seu caso.

  30. Sim! ele nãoo esta torto, apenas esta desalinhado com os demais dando a impressão que é menor que os outros. Eu continuo indo no ortodontista, será que ele não percebeu este dente ?

    1. Então talvez seja questão de “puxar” o seu canino um pouco mais pra fora da gengiva. Chame a atenção do seu ortodontista pra isso.

    1. Provavelmente não, Pedro. Se é que o problema é de alinhamento, né?! Nesse caso, seria bom avaliar com um ortodontista, também.

  31. Tirei o aparelho fixo esse ano, mas nao estou muito satisfeito porque meus dentes caninos nao estao proporcionais… parece que um canino é bem maior do que o outro. Queria aumentar ele para deixar igual o outro, a unica soluçao seria voltar a usar o aparelho?

    1. Não Pedro, na verdade é um procedimento mais estético, que envolve restauração ou faceta ou coroa. Procure um dentista especialista em estética (dentística) pra avaliar (um clínico geral também pode ajudar, apenas não é especialista na área).

    1. Sugerido por mim? Note que entre os animais carnívoros citados não está o homem. Tá, tem o vampiro, mais aí é outra história… 😉

  32. Mas o meu é demais 🙁 acho que mesmo eu colocando aparelho para os dentes ficarem alinhados, os caninos ainda irão ficar maiores que os outros, pois no meu caso, eles são de fato maiores que os outros e muito pontudos de uma forma totalmente desproporcional. :/ Somente facetas dentárias resolveriam? Queria resposta!

    1. Mas aí é que está, Isabelle… os caninos são mais pontudos e maiores que os outros dentes. Os seus, os meus… todos os caninos são assim. E, os que não são, ficaram “retos” por causa do desgaste da própria mordida. Qual a sua idade? Tem como você me mandar uma foto? [email protected]

  33. Boa noite doutora, sou médico, 29 anos. Quase estudei odonto, mas quis o destino que de alguma maneira eu caisse de paraquedas em medicina, como caí de paraquedas aqui neste simpatico espaço. rs Adorei as informações contidas aqui, mas ademais do profissionalismo, este nosso encontro só me faz pensar em uma coisa; Destino. Acredita em destino doutora? Acredita que tudo o que pertence a você dará um jeito de chegar até você? Não poderia deixar de notar e ressaltar; vc é linda. E eu tbm adoro caninos pontudinhos. Só não pode deixar marquinha no pescoço. rs rs
    Um beijo, diva de mil faces e um único nome; Ana. – Mata, seduz e faz viver…

    Espero um e-mail seu.

  34. Tenho uma duvida.
    No meu caso, a mordida é mais para a frente, os dentes de cima ficam +/- 1 milimetro dos de baixo, é normal? E tambem caninos com forma triangular? (acabam deixando um espaço bem grande .)

    1. Tais, normalíssimo. Os dentes de cima devem ficar um pouco à frente dos de baixo, e os caninos têm formato triangular mesmo (eles não são “retos” como os outros dentes, mas pontudos). Os meus são bem pontudos e eu acho lindo. 🙂

  35. E eu que pensei que meus dentes pontudos era anormal… rsrs
    Brincadeiras a parte não sei se vcs perceberam mais tem algumas pessoas famosas atrizes por ex. os dentes caninos não são pontudos eu cheguei até a comentar isso uma vez com uma amiga minha, são todos praticamente retos.

    1. É verdade, Liliana. Mas tem atrizes lindíssimas que têm os caninos bem pontudos, como a Juliana Paes, por exemplo. Eu acho lindo. 😉

  36. É Ana, até pq na Odontologia nada é como os pacientes pensam.
    A começar por acharem que trabalhamos por hobbie.
    Certa vez tive que penar pra convencer uma avó que o dente 11 que ela queria que eu desgastasse não estava grande, e sim os deciduos é que eram pequenos mas seriam trocados.
    bjo

  37. Em 20 anos já ouvi esse pedido uma infinidade de vezes e devo admitir que em alguns casos ele era pertinente. O ajuste pode ser efetuado com criteriosa analise da guia dos caninos na desoclusão lateral.

    bjo
    saudade

    1. É verdade, Celia. Pode ser feito, mas não é bem assim como os pacientes pensam. Vale aí a avaliação do profissional quanto a legitimidade do pedido e à realização do procedimento sem danos à guia do paciente.

      Beijão! 🙂

  38. Eu queria ter o canino mais pontudo, mas ele se desgastou com o tempo. Se repararmos, as mulheres têm os caninos mais pontudos que os homens, na média. Eu acho muito bonito!

    1. Luiz, eu acho caninos pontudos a coisa mais linda do mundo! Felizmente os meus (e das mulheres em geral) são bem pontudos… adoro. 🙂

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista