Aparelho Ortodôntico não é enfeite!


Ontem recebi uma pergunta que, confesso, até me deixou meio brava:

“Quero colocar um aparelho fixo só de
enfeite, para melhorar a aparência. Quanto custa?”

Consigo  enxergar uma 3 ou 4 coisas erradas na breve sentença acima. Vamos lá…

Aparelho é bonito ou é feio?

Não há nada de errado em querer colocar aparelho fixo, muita gente quer. Mas querer não é suficiente ou, pelo menos, não deveria ser. A oferta por tratamentos ortodônticos com preços muito acessíveis, principalmente em clínicas populares, só aumenta. E muitos procuram essas clínicas justamente porque não tiveram realizado o seu desejo de instalar um aparelho em outro dentista sério… isso pelo simples fato de não precisarem de um tratamento ortodôntico!

Como já adiantei no título deste post, aparelho fixo não é enfeite. Pelo menos, não é sua função principal. As pessoas esquecem, ou simplesmente não consideram, que colocar aparelho é só o primeiro passo de um tratamento ortodôntico; aparelho não é um fim em si. E as visitas mensais ao ortodontista têm objetivos muito mais nobres do que escolher a cor da borrachinha. Não é nada incomum o paciente que instala o aparelho e some… como se tivesse “dado o golpe”, passado a perna no dentista. Se ele fizesse ideia do perigo a que se expõe…

Todo mundo que já usou aparelho sabe como fica complicado escovar os dentes e passar fio dental com aquele monte de ferros na boca. Eu confesso: só aprendi a escovar os dentes quando usei aparelho. A visita ao ortodontista é uma oportunidade para avaliar como anda a sua higiene bucal… se está indo bem, se precisa melhorar, se você precisa de orientação nesse sentido. Se você some, assume sozinho essa vigilância… o que, com frequência, não basta.

Certa vez, quando eu era recém-formada, apareceu um rapaz de uns 20 e poucos anos na clínica onde eu trabalhava. Segundo ele, tivera uma discussão com a sua ortodontista e não aparecia para fazer manutenção havia cerca de 1 ano. O desejo dele era continuar o tratamento com o ortodontista da nossa clínica. No exame clínico, frustrei seus objetivos: não havia dentes inteiros para se colar um braquete… todos os dentes estavam extremamente cariados! Era como se esfarelassem…. recomendei a imediata remoção da parafernália para começar o tratamento clínico. Nunca me esquecerei dos pedaços de tecido dentário amolecido que vinham junto na remoção dos braquetes… e esse caos em apenas 1 ano!

Acho muito divertida essa coisa de trocar a cor dos alastics do aparelho todo mês… de verdade. Dá um tom lúdico para a coisa. Existe até simulador pra isso. (veja aqui o simulador de troca de alastics ortodônticos)

Usar aparelho não tem que ser uma coisa chata! Eu mesma me divertia com as possibilidades de combinações de cores quando usava. Mas peraí! Borrachinhas, elásticos e etc. não são coisas para se comprar por conta própria, sem o conhecimento do seu dentista, e trocar sozinho em casa pra ficar bonito! Esses materiais têm uma função específica na condução do tratamento, impõem forças ortodônticas diferentes e específicas. Ao ignorar isso, você põe em risco a sua saúde e a permanência dos seus dentes na boca!

Aparelhos fixos melhoram a aparência dos dentes tortos. Isso é fato. Porém, não servem só pra isso. Tem muita gente que já fica satisfeita com o alinhamento e nivelamento inicial, e aí quer tirar o aparelho, interrompendo o tratamento no meio. Mas e a mordida, fica torta mesmo? Fica. “Tudo bem, o que importa e a bateria da frente…” 😮 Esse é o típico paciente que não compreende que “tratamento ortodôntico” e “usar aparelho” são coisas muito diferentes…

Enfim, o derradeiro problema da pergunta do início do texto é: “quanto custa?”. Não sei. Não há meios de responder uma pergunta dessas via Internet, sem conhecer o caso específico do paciente, sem ter em mãos sua documentação ortodôntica. Qualquer valor, sem esses dados, seria chute. Não bastasse a falta de dados para determinar os honorários, o Código de Ética Odontológica condena a divulgação de preços de procedimentos odontológicos via Internet e outros meios.

Respondendo a pergunta do paciente:

“Quero colocar um aparelho fixo…”: a questão não é se você quer. É se você está apto e se precisa.

“… só de enfeite”: aparelho não é enfeite.

“… para melhorar a aparência”: somos dentistas, não mágicos. Considere nascer de novo. 😀

“Quanto custa?”: agende uma avaliação com um ortodontista e pergunte pra ele!

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Ortodontia

Marcadores:

695 comentários

  1. Olá doutora, em janeiro faz um ano que coloquei o meu aparelho e esse mês perguntei ao meu dentista se eu não vou colocar o anel, e ele disse que não porque não preciso, e colocou aquelas borrachas que parece baba, é possível os dentes ter resultado sem o anel?

  2. Olá dra. Coloquei meu aparelho ha 17 dias e hoje coloquei as bandas superiores e estou tendo muito incômodo, pois não consigo fechar minha mordida, apenas um dente encosta e me incomoda muito pois fica pegando no ferro do anel e não dente com dente. Isso é normal? Se não for eu posso pedir pra dentista ajeitar? Obrigada!

  3. DR. Ana, estou no final do tratamento ,não vejo a hora de tirar o aparelho! No inicio minha dentista disse que eu não precisava usar aparelho embaixo, só em cima. Vai fazer 2 anos e 9 meses e ela disse que é bom eu colocar para arrumar mais a mordida, esse mês melhorou muito minha mordida, optei por não colocar embaixo. Minha pergunta é: devido eu não colocar aparelho nos dentes embaixo pode entortar ou comprometer os dentes de cima?

  4. Obrigada drª Ana pela sua atenção, mas o chato n é nem o canal, a restauração q tem q ser feita… o chato é depois o dente quebrar e lá se vai pino, coroa, enfim, fazer o q? Mais uma vez mto obrigada.

  5. B. tarde, me esclareça uma dúvida drª Ana:
    O raio x é capaz de detectar ou n se a pessoa precisa de canal, mesmo q n esteja com dor ou sensibilidade no dente?

    1. É, Ana. Mas o diagnóstico se baseia não só na radiografia, mas também nos sintomas do paciente, em testes específicos, etc.. A radiografia, sozinha, nem sempre é relevante pra indicar o tratamento de canal.

      1. Entendi, pq comigo aconteceu assim: fui ao dentista ano passado para verificar um dente q esta com uma cárie, ela olhou, bateu raio x e disse q a cárie n era extensa e que uma restauração resolveria… caso depois da restauração o dente doesse aí sim teria que ser canal. Pois bem hj mesmo fui ao dentista (já que estou c/aparelho e de vez em qdo vou ao meu clinico, no caso hj é outro) e apos analise e raio x ele detectou q tenho q fazer canal. O q eu n entendo é o seguinte: eu bati panoramica em novembro do ano passado, fiz agora há pouco uma seriografia e ainda assim ninguém viu esta necessidade? Agora imagina eu com aparelho vou ter que fazer canal em um dente, é desestimulante.

        1. Ana, a situação pode ter mudado de novembro pra cá. Pode mudar até de um dia para o outro. Seu dentista disse o que ele viu na radiografia que indicou o tratamento de canal? Você sente alguma coisa? Foi feito mais algum teste / exame?

          1. Necrose pulpar, acho q foi isso, estou com o curativo q ele fez hj, vou na endo na quarta feira… n sinto dores, nem sensibilidade neste dente… foi feito seriografia há uns dois meses atrás além da panoramica no inicio do tratamento. Além de eu ter saído há pouco de uma sessão de raspagem subgengival (sou leiga mas acho q isso deveria ter sido feito no inicio junto c/a supra ou pelo menos um tempo depois), agora vou ter q fazer canal c/ aparelho. A parte estética o aparelho melhorou mto mas agora eu estou insegura qto ao resultado da parte saudável dos meus dentes. Sinceramente estou s/ confiança e angustiada mas vou ter que prosseguir.

          2. Necrose pulpar exige o tratamento de canal. Mas um dente com canal tratado é um dente saudável. Não desanime, não muda nada com relação ao tratamento ortodôntico.

  6. Olá Doutora, tudo bem?
    A minha dúvida é: o meu dentista tirou o aparelho fixo ha poucos dias, usei o fixo por 1 e 6 meses, estou usando a contenção pq meus dentes podem voltar ao que era. Quando uso a contenção vejo que minha mordida fica errada, e quando tiro a contenção a mordida está certa. Será que minha contenção está errada?
    Desde já agradeço.

  7. Tenho 33 anos e usei aparelho ortodontico por 5 meses, e tirei apos surgir mucocele e fibroma originado da mucocele (1 ponto que foi esquecido da cirurgia), fiquei com trauma de aparelho , nao desejo usar novamente, teria como usar somente mantenedor de espaço ou arco lingual para corrigir a diastema superior?

  8. Bom dia doutora Ana, há pouco tempo fiz a instalação da prótese “levante” para corrigir minha mordida profunda, com isso meus molares não se encostaram mais, a pergunta é: eles crescerão ao ponto de se encostarem de novo ou terei pra sempre esse espaço entre eles? Fica muito difícil de mastigar assim, outra pergunta é: tem como eu usar um “batente” atrás dos incisivos centrais como levante ou “cada caso é um caso”? Pois essa prótese que fica no céu da boca atrapalha para comer e falar, além de machucar a língua!

    1. Sim, cada caso é um caso, Luan. É o ortodontista que determina o melhor dispositivo pra manter a mordida aberta e corrigir a mordida profunda. O aparelho vai corrigir o posicionamento dos dentes e, consequentemente, a mordida profunda. Aí será possível remover o levante e você vai voltar a morder normalmente.

  9. Bom dia!

    Usei aparelho ortodôntico por 1 ano e 2 meses, tirei ele em junho de 2016 e estou contente com o resultado.
    E eles não saíram do lugar por enquanto. Minha dúvida é o seguinte: eles podem se mover do lugar futuramente, ou se fosse pra sair do lugar já teria acontecido?

    1. Elaine, pode acontecer ainda. Mas se não aconteceu até agora, a chance é menor. Se você estiver usando a contenção, é por isso que não aconteceu.

  10. Doutora, me salve com minha dúvida, por favor.
    Coloquei a parte superior do aparelho em junho, a inferior em julho, e fiz a primeira manutenção há 10 dias, mas não consigo me acostumar com ele na boca, eu ainda tenho um dente de leite, no caso o canino direito, e preciso do aparelho para abrir espaço para que o dente venha a nascer no local, mas além disso tenho a mordida “torta”, não existe alguma forma de corrigir apenas o canino e deixar a mordida da forma que é?
    Juro que o incômodo nunca passa, minha autoestima está em baixa depois do aparelho e o dentista praticamente se recusa a sanar minhas várias dúvidas.

    1. Iago, até é possível apenas “puxar” o canino, mas quando ele estiver do lado de fora, não há como alinhá-lo sem o uso do aparelho. São tratamentos complementares. Procure ficar calmo, às vezes demora um pouco mesmo pra se adaptar ao uso do aparelho.

  11. Olá doutora, tudo bem ?
    Coloquei aparelho ha dois dias. Quando o dentista foi colar os braquetes ele usou um instrumento para riscar os dentes, e embora tenha perguntado pra ele se ficaria depois o risco ele disse que não, mas não acreditei muito. Outra coisa que percebi foi que os dentes da frente ficaram manchados e parece que perdeu o esmalte, eu até pensei que fosse a cola ou algo assim, então peguei um cotonete com pasta de dente e tentei limpar mas continua fosco, e quando passo a língua sinto que tá meio áspero. Isso é normal.

    1. Eliane, como assim “riscar”? No sentido de fazer uma marcação no dente? Se for isso, ele pode ter usado um lápis mesmo, pra marcar o local da colagem do bráquete. Se for isso, pode ficar tranquila, isso sai. Quanto à aspereza, provavelmente é do ácido usado pra condicionar o esmalte antes de passar o adesivo e a resina que cola o bráquete. Essa aspereza é passageira, também.

      1. Muito obrigado pela atenção doutora.
        Foi um instrumento em formato de estrela que ele utilizou pra fazer o risco…
        Aí que feliz que eu fiquei de saber que sai com o tempo essa aspereza. Confesso que fiquei com medo que ficasse desse jeito para sempre.

  12. Boa tarde, Doutora!
    Coloquei aparelho no dia 30 de julho de 2016, hoje é 05 de agosto… estou achando que já está tendo pequenas mudanças… rsrs é possível ou é psicológico?! Outra perguntinha… ha mudança na voz?? Estou meio “fanha”, kkk pode ser que eu esteja gripada mas meus amigos do trabalho estão notando mudança na minha voz…

    1. Priscilla, é possível, sim. Mesmo em poucos dias os dentes já começam a se movimentar e é possível ver alguma mudança. Na verdade a mudança não é na voz, mas na sua dicção. O aparelho pode alterar um pouco a dicção, sim. Mas costuma ser de forma passageira.

  13. Bem, fui fazer a periapical… só que não fiz toda… quando chegou a hora dos molares me deu ansia de vomito… n consegui concluir. Remarquei para concluir. Detalhe: eu n estava nervosa… foi o unico exame dentário q tive esse problema… nem na hora do molde do aparelho eu tive isso. Agora fiquei preocupada: será q vou conseguir da próxima vez? Como melhorar essa ansia de vomito? Principalmente qdo toca o fundo da lingua.

    1. Acontece, Ana. Quando a película radiográfica entra embaixo da língua, algumas pessoas têm ânsia, mesmo. Você consegue, sim… deve dar um “trabalhinho”, mas consegue. 😉

  14. Olá,
    Há sete anos sofri um assistente e perdi um dente (lateral direito), procurei um dentista recentemente com intuito de avaliar as propostas de correção, e foram dadas duas, a de usar o aparelho pra acertar toda estética dos dentes deixando um espaço para futuramente no fim do tratamento colocar um implante, e a de usar o aparelho para fazer com que o canino tome o lugar do lateral “gastando” ele até que fiquei mais parecido possível. Porém, pela minha idade (17 para 18 anos) todos estranham o fato de colocar um implante. Levando em consideração o fato com a minha idade, qual seria a melhor forma de resolver este problema? E é normal o dentista não ter colocado brackets nos dois últimos dentes?

    1. Rai, o dentista coloca os bráquetes onde ele achar necessário, com base no plano de tratamento. As duas soluções propostas são boas e válidas. Problema nenhum em se fazer um implante com a sua idade, não é tão incomum. Esteticamente, a solução do implante deve ficar mais harmônica, mas fechar os espaço pode ficar muito bom, também. Tem um post onde eu mostro exatamente as duas opções de tratamento que foram apresentadas pra você, veja –> https://medodedentista.com.br/2012/04/falta-um-dente-posso-usar-aparelho.html

  15. Oi Ana, tudo bem? Eu tirei o aparelho na sexta (8/7/16) e coloquei logo a contenção. Ela está encaixada e tudo, mas sinto que do lado direito ela está um pouco frouxa, porém não muito a ponto de tirar o aparelho com a língua. Só que quando eu passo a língua nos dentes direitos, a contenção se move mas não sai da boca. Isso é sinal que eu devo pedir pra apertar ou ela está normal? Minha consulta é só em outubro, tenho medo de até lá os meus dentes voltarem por causa dessa leve frouxidão. E é normal sentir uma dorzinha depois que tira o aparelho? E a última pergunta, existe algum lugar que vende esses estojos para aparelho móvel?

    1. Na dúvida, é melhor pedir pra seu ortodontista reavaliar, Rebeca. Mas talvez não haja nenhum problema com a sua contenção, não dá pra dizer que há com base no seu relato, pelo menos. Sim, é normal uma “dorzinha” nos dentes logo após a remoção do aparelho, porque eles estão se “acomodando”, já que não estão mais presos uns aos outros. Esses estojos podem ser encontrados em algumas farmácias, mas o lugar mais certo de encontrá-los é em Dentais (ou Dentárias), que são lojas que vendem produtos pra dentistas.

  16. Ola Drª Ana,
    Então, meu dentista (o clínico) quer que eu faça uma série de 14 radiografias (creio q seja a periapical) q inclusive já marquei… ele nao visualizou nenhuma cárie em meus dentes, mas segundo ele quer visualizar se n existe tártaro sub gengival. Detalhe, eu uso aparelho ortodontico há 07 meses e o resultado está mto legal. Minha dúvida é: é normal pedir este tipo de exame durante o tratamento ortodôntico? Me lembro de ter feito uma série de radiografias para colocar o aparelho, se n me engano, eles chamam de panoramica, foto, etc. Neste tipo de radiografia n dava para visualizar o q ele quer?

    1. É normal sim, Ana. Às vezes o ortodontista tem alguma dúvida, e pede um exame complementar. Na radiografia panorâmica dá pra ver muita coisa, mas sem especificidade. Se a ideia é ver tártaro sob a gengiva, tem que ser periapicais, sim.

      1. Dra. Ana, me tire uma duvida, coloquei aparelho faz 3 dias pois tenho mordida torta, é normal eu não conseguir fechar a mordida no inicio?

        1. Pode ser normal sim, Malu… afinal os seus dentes já começaram a se movimentar, o que muda sua mordida e não permite que você morda como antes.

  17. Oi Ana,

    Fiz a retirada do meu aparelho fixo, porém as contenções só chegarão daqui a 15 dias. Nesse período meus dentes podem “entortar”? Retirei ontem e hoje sinto eles um pouco doloridos, é normal?

    Obrigada!

    1. Podem sim, Dayane. 15 dias é bastante tempo, e a dor que você sente é esperada, pois na ausência do aparelho fixo os dentes estão “livres”, e tendem a se reacomodarem com pequenas movimentações, mesmo que imperceptíveis.

      1. Bem agora já era. Mas se eles “entortarem” as contenções conseguem corrigi-los novamente, já que os moldes foram tirados com os dentes certos?

  18. Bom dia doutora,
    Na maioria dos casos vejo que as borrachinhas são colocadas em volta dos brackets, porém, meu dentista sempre as coloca cruzadas, formando um X, gostaria de saber se existe alguma diferença entre as técnicas.
    Desde já agradeço e a parabenizo pelo trabalho.

  19. Bom dia, doutora

    Uso aparelho fixo há um ano, nunca tive problemas, mas essa semana estou com uma “coceira” em um dos ultimos dentes, e detalhe: esse dente não tem braquete. Os dois últimos dentes de cada lado da minha boca não foi necessário o uso. Outro relato é que ao lado desse dente tem o dente com braquete, onde a gengiva está um pouco dolorida, se encostar.

    A sensação que tenho é de que estou com o dente cariado, mas está branquinho, não tem nada.

  20. Olá, coloquei meu aparelho quarta feira, e ontem quinta feira notei que o ultimo bracket do lado direito havia se soltado, fui no dentista e ele tirou o bracket e cortou o arco, depois colou o bracket de volta, quando cheguei em casa vi que o último bracket estava colado porém sem o arco, ou seja, de um lado da minha boca o arco está até o último dente e do outro lado esta só até o penúltimo, será que devo ir de novo la ou espero até a próxima manutenção ?

  21. Olá dra, eu estou usando aparelho ortodôntico há 10 meses. E durante esses 10 meses minha dentista não mudou ainda o arco do meu aparelho. Pois continua o mesmo arco de quando eu coloquei aparelho, ela só faz trocar a borrachinha durante as minhas consultas. E até agora não coloquei as bandas. Isso é normal? Estou aflito, já pensei até em cancelar o tratamento. Ou mesmo arrancar o aparelho em casa e não ir mais. Pois dra, eu pago muito caro. E não quero pagar uma estipulada quantia pra ela ficar só trocando as borrachinha. Me ajuda por favor.

    1. Claudevan, pode ser normal, sim… depende do tipo de arco que ela está usando. Alguns arcos têm “memória”, ou seja, eles são feito de um material que continua ativo e não deforma mesmo depois de muito tempo em boca. Nesse caso, se esse arco não foi trocado, pode ser porque, simplesmente, não houve necessidade dentro do plano de tratamento.

  22. Dra. Ana por favor me tire uma dúvida…
    Meu aparelho móvel quebrou. Fui até a clínica e a Dra. verificou e me disse que eu necessitaria de um outro aparelho móvel, até ai ok!
    Tirei novamente o molde, mas para minha surpresa descobri que somente em 15 dias o aparelho móvel ficaria pronto.
    Como fiquei indignada a Dra. me fez uma moldeira de silicone para utilizar na parte superior dos meus dentes até que o meu aparelho fique pronto.
    O que acho estranho é que essa moldeira fixa na boca e nos dentes, mas tem um pouco de espaço, não fica totalmente justa, sinto que entra ar ao falar.
    Queria saber se realmente irá adiantar eu usar essa moldeira que de vdd, é uma moldeira utilizada para clareamento de dentes.
    Poderia me informar?

  23. Boa tarde Doutora, eu uso aparelho ha quase 4 anos e já estou no final do tratamento, e minha dentista saiu da clínica, e antes de sair ela me disse que eu tiraria em um mês. A nova que entrou disse que realmente estou no fim do tratamento e já até me pediu para parar de usar o elástico, porém ela disse que só tiraria depois de 3 meses pois vai “amarrar” meus dentes para nenhum sair do lugar e só aí depois eu iria tirar o molde para confeccionar o fixo. Estou perdida. Esse procedimento é correto? Pois as pessoas que eu conheço simplesmente tiraram não esperaram passar esses 3 meses. Beijos.

    1. Thamyris, vale a avaliação da nova ortodontista. Se ela acha que são necessários mais 3 meses, são necessários mais 3 meses.

  24. Ola boa tarde doutora, queria saber se é certo colocar aparelho nos dentes sem tubo e sem a banda, pois minha doutora colocou aparelho em mim hj e eu estive reparando que só tem o bracket e o arco e eu fiquei muito cabreira por causa disso.
    Obrigada pela atenção.

    1. Jéssica, nem sempre (quase nunca) se instala o aparelho completo na primeira sessão. Ainda, pode ser que você nem vá usar bandas, não é obrigatório, depende do plano de tratamento.

  25. Boa noite, Doutora.. meu incisivo lateral esta torto com uma abertura para fora no sentido do incisivo central.
    A dentista foi colocar a borrachinha para desentortar, porém a borrachinha que ela tinha nao se encaixava no braquete do meu dente. Entao ela colocou um amarrilho que prende do incisivo lateral ao canino, somente esses dois dentes, e disse que isso vai fazer com que o dente desentorte. Mas é estranho vc ver algo amarrado pra tras sendo que o que vc quer é que desentorte para frente. Nao sei se deu para entender com minha explicacao doutora, desculpe.
    Mas caso tenha conseguido entender, gostaria de saber se isso realmente funciona assim. Obrigada.

    1. Funciona, Bianca. A ideia é alinhar os dentes… o que estiver “fora da linha”, vai para o lugar. Aconteceria o mesmo se fosse com a “borrachinha”.

  26. Oi boa noite, gostei da suas orientações, fiquei na duvida, eu fui no dentista e no mesmo dia que fui la pela primeira vez eles colocaram aparelho nos meu dentes de cima para consertar minha mordida, eles nao colocaram anel, so colocaram um tubo que cobre a ponta do arco e nao teve nada de molde que todos falam, a dentista tirou raio-x fez limpeza etc, fui na segunda manutenção sabado passado, e marcaram para eu colocar embaixo na proxima manutenção, isso esta errado?

  27. Coloquei aparelho há 5 meses e estou notando muita mudança na minha fisionomia.
    Meu rosto era bem redondo e agora ele esta mais fino e alongado, e muitas pessoas estão notando essa diferença em meu rosto. Confesso que fico até preocupada com isso. Perguntei o meu dentista, ele disse que é normal, mas nunca reparei mudança no formato do rosto de outras pessoas que também usam aparelho.
    Gostaria muito de saber se isso é normal.

    1. Carla, no seu caso pode ser normal, sim. Nem sempre essa mudança é perceptível, mas a mudança na forma dos arcos dentários pode, eventualmente, trazer mudanças perceptíveis ao rosto. Mas certamente pra melhor.

  28. Parabéns pelo seu ótimo trabalho, sua dedicação e atenção. Fiquei por mais de 1hora lendo suas respostas e sao excelentes.

  29. Uso aparelho ortodôntico há 2 anos e 3 meses, sinto que meus dentes superiores ainda estão pra frente, isso é normal?
    Minha dentista disse que talvez em outubro eu já possa tirar o aparelho, mas um incisivo central ainda está tortinho! Você acha que será possível ajeitar ate la?

    1. Alaine, talvez não haja espaço pra levar seus dentes mais para trás. Dá tempo de alinhar o incisivo “tortinho”, sim. 🙂

  30. Estou usando aparelho desde janeiro, e observei que minha gengiva esta ficando mais aparente. Isso é normal para quem usa aparelho fixo? Ou é pelo fato de eu não estar passando fio dental todos os dias (me disseram que isso é uma causa)?
    Desde ja agradeço.

    1. Não é normal não, Lucas… e a causa dessa hiperplasia deve ser a deficiência na higienização, sim. Disciplina na “limpeza”, ok?!

  31. Dra., eu usei aparelho durante 6 anos, meus dentes ficaram retos, porem parece que ele ficaram inclinados pra frente, tanto o de cima quanto o de baixo, isso é normal ? Desde já obrigado.

    1. Sim, André. Quando o espaço disponível para o alinhamento é pouco, os dentes, após alinhados, podem ficar mais projetados pra frente.

  32. Doutora, em 2013, após 3 anos de tratamento, tirei o aparelho e o sisos começaram a empurrar os outros dentes, até chegar o ponto que o movel não servia mais. Coloquei aparelho de novo e tirei todos os sisos esse ano. Mês passado, enfim, tirei o aparelho de novo, e estou usando um outro tipo de movel, semelhante àqueles usados para clareamento. Sinto que houve uma pequena mexida nos dentes, mas nada aparente. Somente na frente! Os dois dentes da frente, na parte superior, se afastaram um pouquinho, formando uma “frestinha”, muito pequena, mas aparente. Isso tem como ser corrigido, ou não causa nenhum problema (uso o movel sempre, da forma q deve ser, menos pra comer!)

    1. Guilherme, se o espaço (diastema) não incomoda você, em princípio não é preciso corrigir. Mas se você quiser, pode ser corrigido com aparelho, novamente, ou com restaurações.

  33. Uso aparelho fixo convencional estético de porcelana desde fevereiro/2016. Primeiramente meu dentista colocou o braquete somente em 8 dentes superiores. No mês seguinte adicionou mais 2 dentes superiores. Na outra consulta colocou em 8 dentes inferiores e na outra colocou em mais 2 dentes inferiores. De acordo com meu dentista, minha arcada é mais “para frente” que a maioria, e tenho 4 dentes que não acompanham o desenho da arcada, sendo mais “para dentro” que os outros e levemente girados. Gostaria de saber se o uso do tubo para meu caso deve existir. Pois meu dentista disse que provavelmente não usarei o tubo nos molares. Isso é válido? Não seria melhor também incluir os molares no meu aparelho através do tubo? Até porque os fios acabam machucando minha boca na maioria das vezes, tendo que usar a cera ortodontica para aliviar. Obrigada.

  34. Doutora, uso aparelho ha alguns meses, coloquei o aparelho e depois tive gengivite que foi tratada, e segundo minha dentista ela melhorou, mas este mes apertei o aparelho e ja faz cinco dias que no terceiro dente de tras para frente, dos dois lados inferiores, nao estou conseguindo mastigar, parece que estao moles quando encosto. Sera que esta ligado a gengivite ou e normal?

    1. Joyce, provavelmente é por causa do ajuste do aparelho. Mas acho prudente procurar seu ortodontista pra avaliar.

  35. Dra. Ana, coloquei o expansor no céu da boca, está marcando muito minha lingua e até está ferindo, é normal?
    O que devo tomar para aliviar a dor?

  36. Ola doutora, estou na fase final do meu tratamento com o aparelho fixo, daqui duas semanas eu retorno para tirar. Mas to com uma duvida, pois a auxiliar do meu dentista fez a minha manutenção, só que ao inves dela colocar o fio, ela simplesmente so passou a corrente nos dentes superiores sem o fio. Isso está certo?

  37. Olá! Estou usando o aparelho autoligado há dois meses. Tenho planos de me mudar para a Itália, mas provavelmente conseguirei concluir o tratamento aqui no Brasil. Sobre o aparelho de contenção devo colocar com a minha dentista, mas não terei como fazer as revisões anuais. Será que terei problemas para fazer isso com um dentista italiano por ele não ter acompanhado meu caso desde o início? Ou se eu levar meus exames ele acompanha numa boa?
    Obrigada!

    1. Se você conseguir concluir o tratamento aqui, ótimo, Laís. O acompanhamento pós-tratamento é tranquilo, basta ter os seus exames e conversar com um ortodontista lá na Itália. É só um “cuidado” mesmo, não deve haver necessidade de intervenção, talvez algum pequeno ajuste na contenção, ou nem isso.

      1. Bom, eu tenho uma duvida em saber, se pode fazer a manutenção do aparelho fixo antes de chegar o dia do mês, tipo faltando 4 dias antes de chegar o dia de completar o mês de fazer a manutenção.

        1. Pode sim, Joyce. O intervalo ideal entre as consultas é de 3 a 5 semanas, pra se aproveitar toda a movimentação do aparelho antes de um novo ajuste. Geralmente se “arredonda” esse intervalo para 1 mês.

      2. Pus aparelho já ha cerca de 1 ano e tenho a mordida profunda, e então puseram me os levantes em dois dentes de cima para poder colocar o aparelho de baixo, mas não sei porque parece que o dente que tem o levante do lado esta um bocadinho mais escuro em comparação aos outros, acha que por causa do levante o dente pode tar a ficar podre?

        1. Não, Alexandra… o levante não estragaria o seu dente dessa forma. Pode ser só impressão sua, mas acho que vale a pena chamar a atenção do seu ortodontista quanto a isso na próxima sessão, pra que ele verifique o que está (e se está) acontecendo.

  38. Olá Dra. Eu optei por colocar aparelho ortodontico faz um mes, pois eu nao gostava muito da posicao dos meus caninos que eram pouca coisa desalinhados, porem me deixavam desconfortavel e como pretendo casar esse ano resolvi arruma-los. Conversei com a profissional que me disse que o tratamento seria rapido. Bom, tirando os caninos, os outros dentes eram certos e a mordida tb. Com um mes de uso, ja consigo notar mta diferenca em relacao aos caninos, ficaram otimos, em contrapartida um dos dentes da frente desceu um pouco e os do lado começaram a ficar espaçados, ou seja aquilo que era certo agora esta totalmente errado e estou desesperada. Isso é normal? Obrigada.

    1. É sim, Bianca. Durante o tratamento ortodôntico há fases em que os dentes podem parecer mais tortos do que eram, mas são situações passageiras, que serão corrigidas até o fim do tratamento. Pode ficar tranquila.

  39. Olá, estou usando aparelho há 6 mês, porém hj fui ao dentista realizar a manutenção mensal, quando cheguei em casa percebi que está faltando um anel “banda” do lado esquerdo da arcada superior, e o fio não esta preso a nada… Isso é normal, pq ele não me disse que tirou? (obs: o fio já está bem grosso)

    1. Jonas, não é normal, não. Se ele tirou, o fio tem que estar cortado no fim do último bráquete, não pode ficar sobrando, porque pode machucar. Entre em contato com o seu dentista pra verificar.

  40. Oi, Dra! Uso aparelho fixo há uns 7 meses. Eu faço tratamento em uma dessas clínicas de rede, com preço mais em conta. Sou atendido por estagiárias supervisionadas por uma dentista. Essa dentista me disse que toda vez que eu for fazer a manutenção mensal devo fazer uma limpeza também. Após a limpeza meus dentes ficam muito sensíveis e minhas gengivas também. O jato de bicarbonato machuca muito, além de parecer deixar meus dentes “com os poros abertos”. Depois dessas limpezas, meus dentes passaram a pigmentar com extrema facilidade, o que gera a necessidade de outras limpezas. Confesso que não sinto muita confiança na dentista, além de sofrer com a inabilidade das estagiárias. Estou pensando em mudar de profissional. A documentação ortodôntica deve ser levada comigo, afinal, paguei por ela ou é legalmente de propriedade do consultório? Obrigado!

  41. E a questão do uso dos enxaguantes bucais para quem usa aparelho… no meu caso o ortodontista me orientou a fazer bochechos diários (uso o plax s/ alcool 1x ao dia, a noite) mas noto q fico c/ a boca ressecada ao amanhecer. É obrigatório esse uso… diário ainda por cima… gostaria de ouvir uma 2ª opinião.

    1. Ana, eu não uso nem indico que meus pacientes usem enxaguantes bucais de forma contínua. Se a pessoa escova bem os dentes e sabe usar o fio dental, não há necessidade, e é até ruim, porque “bagunça” o equilíbrio da flora bucal. O seguinte texto sobre o tema não fui eu que escrevi, foi o Dr. Sergio Braga da Cruz, que é periodontista, mas assino embaixo. –> https://medodedentista.com.br/2011/12/bochechos-5-razoes-para-nao-utiliza-los-sem-indicacao.html

  42. Removi o aparelho no dentista e meus dentes ficaram riscados, chapados, e com desgastes profundos. Eu usava um fio que prometia remover manchas, mas deixava os dentes brilhosos. Acho que isso dificultou o trabalho do dentista. Meus dentes ficaram sensiveis e tenho dores constantes. Quando vejo o resultado no espelho fico desesperado.

    1. William, procure um dentista especialista em estética. É possível que um polimento e/ou retexturização com brocas laminadas resolva isso. Eu mesma passei por isso e resolvi com retexturização.

  43. Oi, usei aparelho durante 3 meses, tive que interromper pois estou gestante e toda vez que como alguma coisa gruda no aparelho e fico com nojo. Quando fui tirar a medica nao tirou a cola toda. Ela disse que o restinho de cola sai sozinho se escovando os dentes direitinho. Verdade ?

    1. Não, Maiana. O resto da “cola” tem que ser removido pela dentista. Mantê-lo é ruim porque retém placa bacteriana, prejudicando a higienização.

  44. Estou há 2 meses com o aparelho ortodôntico e os resultados já são bem visíveis, tão visíveis q até eu estou surpresa pois n esperava resultados tão rápidos. Tinha um diastema respeitável, rsrsrs, entre os dois dentes da frente superiores e já desapareceu. Aí eu fico sem saber: tamanha rapidez é bom, é ruim, é normal….

    1. É bom, Ana! Sinal de que há espaço para os dentes se movimentarem e seu organismo está respondendo bem ao tratamento. 🙂

  45. Terminei o meu tratamento com o aparelho fixo e estou usando o móvel ha mais de seis meses, porém acabei viajando e esqueci o aparelho, e quando fui recolocá-lo não mais encaixou como antes e acaba que fica doendo. Só conseguirei ir na minha dentista daqui a um mês. Tem algum problema continuar usando o meu móvel apesar de não encaixar mais na minha boca e ainda ficar aquela dor de quando se coloca aparelho pela primeira vez ? Tenho a sensação que voltaram um pouco como antes do tratamento.

    1. E voltaram mesmo, Cristina. Se o aparelho cabe (MESMO, não “mais ou menos”, tem que encaixar direitinho), mesmo que não seja muito fácil de encaixar, você pode usá-lo, sim. No começo é como você relatou, os dentes vão ficar meio doloridos… mas vai melhorar. Isso, em si, já deve fazer seus dentes retornarem à posição anterior.

  46. Tem um ano que uso aparelho, mais toda vez que vou fazer a manutenção a dentista so troca a borrachinha e o ferro. Isso é normal? Ela nunca aperta nada.

  47. Uma dúvida, Drª Ana:
    Coloquei aparelho ortodontico recentemente (por enquanto na parte superior) – mordida aberta – e senti os dentes doloridos nos primeiros 4 dias, depois só um leve desconforto ao comer. Agora notei que os 2 dentes da frente, superiores, estão doloridos quando vou escovar ou se pressiono mas n estavam antes. Próxima manutenção = dia 17/12… até lá a ansiedade é demais para saber se é normal ou não. Obrigada pela atenção.

  48. Oi Dra, tudo bem?

    Eu to fazendo tratamento ortodontico e comecei a observar que tem um dente superior que devido ao atrito com o canino de baixo, ele acabou desgastando e tenho receio que, quando alinhar, dê a impressao de tá quebrado. Então pedi ajuda à minha orto e ela me sugeriu ou usar resina ou desgastar mais os dentes. Ela falou ainda q a desvantagem da resina é que ela pode manchar de acordo com a alimentação e a outra sugestão a desvantagem é que vai desgastar mais o dente. Então eu gostaria de perguntar duas coisas: Como é feito o processo de “puxar” mais o dente e desgastá-lo? É o aparelho que vai “puxar” o dente ? E quanto à resina, ela nao é menos resistente q o dente? (tenho medo de quebrar depois de um tempo e nao seria nada interessante, tendo em vista q é o dente da frente)… A questão é q estou em dúvida quanto a qual procedimento escolher, me dá uma esclarecida para me ajudar a tomar uma decisão, por favor rs.

    Obrigada!

    1. Lai, na verdade não é só uma questão de escolher entre o desgaste e a restauração, é preciso ver qual solução mais se aplica ao seu caso. Se os dentes estão de tamanhos diferentes e a causa é um desgaste, em princípio, o ideal é restaurar o dente desgastado. A não ser que o desgaste seja sutil, aí desgastar o outro dente é uma solução mais rápida e que evita uma restaração, DESDE QUE esse desgate não altere a guia anterior, ou seja, a forma como seus dentes da frente desocluem (é meio técnico isso, sua dentista pode explicar melhor mostrando pra você).

    2. Entendi…

      Ela nao quis opinar e só me apresentou as vantagens e desvantagens e falou q ficaria lá mais pro final, pra ver como q ficariam após alinhar e ver se, de fato, vai ficar muito visível…

      Mas, de qq forma, posso enviar uma foto ? *entendo q o ideal é a consulta clínica, mas nao faço ideia se é mt “gritante” ou não, tendo em vista que nao entendo nada e q posso ter uma impressao errada (achar q é gritante e do ponto de vista odontológico nao ser ou achar simples e ser “pior”).

        1. Oi Dra, Ana…

          Enviei as fotos (desculpe a qualidade e o fato que eu nao sou boa com fotos).

          Desculpe a demora tbm para o envio das fotos.

          Desde já, obrigada !

          😉

          1. É um local complicado de restaurar porque é exatamente onde o dente é mais exigido, a “ponta” (incisal) dele. Mas é possível. Provavelmente terá que ser feita uma restauração maior, que se estenda de forma a ser mais resistente. Outra possibilidade é fazer uma faceta (uma restauração que cobre toda a parte da frente do dente).

  49. Meu ortodontista colocou o aparelho agora dia 19/11… e apesar do desconforto, adorei me imaginar c/os dentes alinhados no final do tratamento. Principalmente p/ mim q já tenho 40 anos… Sonho de juventude realizado. Agora é confiar q vou obter bons resultados. B. Sorte a todos nos tratamentos!

  50. Olá Dra. estou com uma grande preocupação. Tirei meu aparelho faz um mês, usei só por três meses porque sentia uma dor terrível e não me adaptei, desde então estou com um dente doendo, será que é normal? O dentista disse que é porque está voltando para o lugar, a maior preocupação é que meus dentes estão todos riscados e sem brilho, acho que ele usou a broca errada e perdi todo o esmalte, conversei com ele e ele disse que não, que é normal esses riscos e com a saliva eles somem com o tempo, mas agora que perdi todo o esmalte o que faço, tenho medo que eles amarelem me ou apodreçam, o pior é que sempre foram perfeitos, o que posso fazer para conserva-los?
    Agora sem o esmalte que protege o dente.

    1. Você não perdeu o esmalte, Martelli, ele está todo aí, embora possa haver alguns risquinhos. Seus dentes não vão amarelar nem apodrecer. CALMA.

  51. Minha filha precisa colocar um mantenedor de espaço, ela tem 7 anos, gostaria de saber se o ortodontista esta apto para atender ela mesmo não sendo odontopediatra ?

  52. Boa Noite.
    Eu mudei de cidade, portanto terei que continuar o tratamento com outra dentista, ja entrei em contato com a dentista e ela me disse que terei que retirar o aparelho para fazer todos os exames novamente, mas os meus dentes de cima já se alinharam, fico com medo que se eu retirar o aparelho os dentes de cima voltarem ao normal.
    *Tem apenas 3 meses que estou com aparelho, mas o processo esta sendo bem rápido.

    1. Aline, se você não usar nenhum tipo de contenção ou não recomeçar o tratamento em seguida, seus dentes podem desalinhar novamente, sim.

    2. Doutura, boa noite! Desculpa incomodar, mas estou com algumas duvidas, essa terça feira agora que foi dia 3/11/15 coloquei o aparelho na parte de baixo, mas não em tudo, e em cima ela puxou um fio do dente ate o canino, tipo mais ou menos, não sei explicar bem! E hoje a noite agora estava quieta e senti tipo um clack no aparelho, pelo q vi n se soltou nada assim, mas senti esse clack e uma dor nos caninos que estão com esses fios puxados! É normal ? É porque os dentes estão se movimentando ?! Porque já deu um bom espaço, tipo eu olhando parece que ele está se movimentando aos poucos! Acho, mas estou com medo do dente cair, sei lá, algo do tipo! Acontece mesmo esses barulhinhos por causa que os fios estão no canino e com isso eles puxam ?! Porque só volto lá em 11 de dezembro para colocar separadores, acho que em cima, e dia 14 também de dezembro para colocar acho que outro separador em baixo! Gostaria de saber obrigada.

      1. Isabela, em princípio tudo bem. Difícil dizer se um “clack” é normal, porque eu não sei exatamente como foi isso… mas se a dor diminuiu, ok. De qualquer forma, se achar necessário, entre em contato com o seu dentista antes da próxima consulta.

        1. Muito obrigada doutora, vou ver em todo caso se consigo, mas obrigada pela atenção. 😀 Sim, a dor diminuiu, não senti mais nada, foi apenas na hora mesmo, mas em todo caso rs sempre bom previnir.

  53. Coloquei o aparelho faz 2 dias, foi demais, quis tirar na unha o aparelho rs, so não tirei por causa da multa contratual, tinha uma ideia bem doida de que quando eu achasse que estava bom não iria usar mais o aparelho, ia mandar tirar e lendo os comentários aqui e suas respostas que não é bem assim, que o fato de aparentemente estar perfeito o sorriso não quer dizer que esta tudo acabado, por enquanto não tenho dúvidas, so vim agradecer sua atenção com todos (desculpa o texto longo rs)

    1. Que legal seu comentário, Camila. Sim, o tratamento ortodôntico vai além do alinhamento estético dos dentes… é bem mais complexo que isso. Abraço! 🙂

  54. Oi Dra. Ana, aqui novamente…
    Então, poucos dias após minha manutenção o arco quebrou e ao voltar ao consultorio, tive que me contentar apenas em cortar a parte solta, pois nao poderia colocar um novo após 7 dias… Enfim, a questão é se isso pode atrasar meu tratamento. Perguntei à pessoa que cortou (que nao era meu orto – o qual este eu confio) e ela disse que nao teria problema, pois eu ainda estava usando o fio fino (nem sabia que existia outro tipo). Tendo em vista que é o arco que movimenta os dentes, como pode isso nao interferir?

    Obrigada!

    1. Lai, pode interferir sim… mas quantificar esse atraso, ainda no começo do tratamento, é impossível. Nada? Alguns dias? 1 mês? Nunca saberemos.

    1. Pode ser, Lai. Mas pode ser, também, que neste momento específico seu dentista não queira que esse dente se mova, porque pretende mover outros dentes antes.

  55. Oi… coloquei aparelho ha dois meses… e agora coloquei a parte de baixo e ele colocou um levante de cada lado pra não quebrar o braquete… só q um dos levantes caiu e estou só com um lado!! Tem algum problema ficar só com um??

    1. Tem problema sim, Ana. Deixar assim vai sobrecarregar o dente que ainda tem o levante, o que pode pode trazer problemas. Assim que der, procure seu ortodontista pra resolver isso.

  56. Olá, iniciei meu tratamento ortodôntico ha um mês, mas meus dentes são muito juntos, meu dentista falou que irá raspar entre os dentes para conseguir espaço, esse procedimento é correto, isso não irá danificar os meus dentes?

    1. Isso se chama “stripping”, Anderson. É um recurso muito comum pra se ganhar espaço no arco e alinhar os dentes. Esses desgastes são controlados e apenas em esmalte, pode ficar tranquilo.

  57. Boa noite dra, hoje montei a parte de baixo do meu aparelho, só que a dentista não colocou a banda, ela disse q só amarrou e que meu aparelho estava ativo. Mas todo mundo q conheço usa os separadores depois a banda e por ultimo o aparelho, minha duvida é: meus dentes de baixo são bastante separados, tanto q ela montou a parte de baixo e só vai montar a parte de cima mês que vem! Mesmo sem a banda vai fazer alguma diferença no resultado ou não? Minha mordida tbm é cruzada a parte inferior e mais pra frente q a superior.

    1. Daniele, a banda é um item geralmente usado, mas ela nem obrigatória é (portanto, não é ela que faz o aparelho funcionar). Quem determina que dispositivos usar e a forma de instalação do aparelho (tudo de uma vez ou em etapas) é p dentista / ortodontista. Confie na sua dentista.

  58. Oi dra… eu por aqui novamente…

    Então, quando faço as manutenções nao sinto dor, mas em contrapartida, além da sensação de dentes moles (oq é normal, até aí ok), eu sinto-os doloridos o mês inteiro, praticamente, em especial, se eu morder algo com um pouco mais de força, e isso tem me preocupado. É normal? Se não, o que pode estar havendo? Os dentes estão se movendo rápido demais ??

    Obrigada

  59. Olá doutora,
    Meu fio de aço se soltou do pequeno encaixe da bandagem e só tenho como ver meu dentista daqui a uns 45 dias, pois estou viajando.
    Não está incomodando ou doendo, pois o aço não toca na pele ou nada do tipo.
    Deveria deixar como está? Se sim, quais são as consequências e qual é a real função desse encaixe para o arco na badagem do último dente?
    Se não, há alguma forma de coloca-lo por mim mesma?

    Desde já, obrigada!

    1. Giovanna, se não está machucando, ok. Se por acaso começar a machucar, corte a ponta solta do fio com um alicate de unha, mesmo. O importante é que não machuque você. Se um dente não está conectado com o arco, ele não é movimentado.

  60. Dra., outra pergunta (elas vão surgindo…) :

    Não sei se é impressão minha, mas coloquei hj a parte inferior do aparelho fixo e to com a sensação que uma parte da minha gengiva tá com um pouco de inchaço. Isso pode ocorrer e até q ponto é normal? Seria algum processo de inflamação? Devo me preocupar?

    Grata mais uma vez!

    1. Lai, é muito cedo pra que seja uma gengivite pelo acúmulo de placa, devido à dificuldade de higienização, por exemplo. Eu acho que, se não for impressão sua, é alguma pequena reação a açguma substância usada durante a colagem dos bráquetes.

  61. Oi Dra…

    Bem, minha pergunta é bem simples: O que seria “batente” na ortodontia? Queria que explicasse melhor, porque meu orto disse que tenho má oclusao classe II e que minha mordida estava no limite para usar o aparelho platô, mas que talvez fazendo um batente resolveria… Poderia explicar mais sobre isso?

    Obrigada!

    1. Lai, batente ou levante é um dispositivo que se coloca entre os dentes de cima e de baixo de forma a manter a mordida aberta, ou seja, ele não deixa os dentes de cima e de baixo se encostarem. Isso pode ser feito de várias formas: “bolinhas” de resina nos molares inferiores (por exemplo), pecinhas que são coladas atrás dos incisivos superiores ou um aparelhinho mesmo, fixo (geralmente) ou removível.

  62. Olá Dra!! Dra. por favor me tire uma dúvida, ha 5 anos atrás iniciei o tratamento com o aparelho fixo… fazia as manutenções regularmente td certinho, e a cada manutenção no dia seguinte eram dores terríveis, ficava td dolorido, mas devido a problemas de saúde não pude dar sequência ao tratamento… pois eu tinha q fazer exames e ele interferia… enfim usei uns 4 meses só… porém agora coloquei novamente e estou com ele ha 8 meses… e a minha preocupação é a seguinte, não estou vendo resultado nos dentes posteriores (que inclusive são bem pra frente), eles não ficam nem um pouco doloridos, e os de baixo ficam, minha dentista tbm não colocou as bandas, e da vez anterior era num outro consultório e foi colocado as bandas, já no primeiro mês junto com os braquetes, Dra. isso ta normal?? Grata.

    1. Mara, sentir dor ou incômodo a cada consulta não é um bom parâmetro pra determinar se o aparelho está movimentando os dentes… algumas pessoas sentem dor, outras não sentem nada. Da mesma forma, o uso de bandas não é obrigatório, depende da movimentação dentária que o dentista pretende fazer.

    1. Na verdade não se aperta UM bráquete, Luciana. As pessoas costumam falar em “apertar” o aparelho, mas isso não acontece, o ajuste do aparelho é feito como um todo.

  63. E esse dispositivo chamado levante pode ser colocado mesmo com o aparelho em cima e embaixo ou vai ter que retirar o aparelho de baixo ate que minha mordida esteje correta? E ele levará mais ou menos quanto tempo para dá resultado?

    1. Ele é colocado junto com o aparelho fixo, não é preciso remover o aparelho, pelo contrário, a ideia é se obter espaço pra que os bráquetes de baixo permaneçam. Na verdade não é o levante que corrige a mordida, então ele não “dá resultado”, ele apenas permite que o aparelho movimente os dentes sem interferências… então não tem como eu pra dar uma previsão de tempo de tratamento porque cada caso é um caso. Converse com o seu dentista sobre isso, ele é o mais apto a fazer essa previsão, já que está por dentro do seu caso.

    2. Rafa, eu uso o dispositivo “levante” há uma semana, foi necessario eu usar ele antes de colocar a o aparelho na parte de baixo, se nao eu estaria com o mesmo problema que voce esta agora. Incomoda pra caramba, na fala, e quando voce vai comer, mas ele impede que os dentes de cima “batam” nos de baixo. Voce tera que usar, pois se nao usar, os braquetes de baixo se deslocarão e voce pagara caro por isso.
      O levante fica em torno de 140,00 e 160,00 R$. O meu foi 140,00.

      boa sorte.

  64. Oi, Dra…

    Então, me tira uma dúvida…

    Fui fazer a minha primeira manutenção há poucos dias e diferentemente do que me falaram, eu não senti dor alguma durante o processo e nem após… A impressão q dá é aquela história que todo mundo fala, q o ortodontista está apenas “trocando as borrachinhas”. A questão é: Toda manutenção sentiremos dor ou é mito?
    Aaaah, outra questão é se é normal sentir um incômodo nos dentes (como se tivesse levado uma pancada, sabe?). Porque, desde que coloquei, sinto esse incomodo e me pergunto se é normal, pois nao são em todos os dentes e isso faz com que eu nao faça mta pressão com os dentes ao me alimentar por medo, rs … Enfim, é normal isso?
    Obg.

    1. Lai, é assim mesmo. Você, em vez de sentir dor, sente a tal “pressão”… e isso é sinal de que seus dentes já estão se movimentando. Ou seja, essa história de que “toda manutenção sentiremos dor” é mito.

  65. Ok! Mas se eu continuar usando o aparelho em cima e em baixo e os braquetes de baixo não descolarem, com um tempo vai voltar ao normal e os dentes superiores nao vao mais ”se chocarem” com os braquetes de baixo? Ou não tem como e tem outra alternativa?

    1. Em tese sim, Rafa, o aparelho vai corrigindo a mordida. Mas não dá pra deixar assim, com os dentes de cima “pegando” nos bráquetes de baixo, isso pode causar problemas periodontais (no osso em volta dos dentes) em você. O ideal seria usar um dispositivo chamado “levante”, pra manter a sua mordida aberta e, dessa forma, os dentes de cima não encostarem nos bráquetes de baixo. Converse com o seu dentista.

  66. Olá doutora,
    Coloquei o aparelho há bem pouco tempo, menos de um mês, mas recebi uma emergência de trabalho e terei que sair do país dia 20 de Agosto, por um longo período, cerca de uns 9 meses… O tratamento é muito caro no país para onde estou indo, e meu seguro saúde não cobre gastos dentários lá.

    Estou receosa de ter que ficar um longo tempo sem a manutenção, e não consigo lidar com a ideia de retirar todo o aparelho em tão pouco tempo de uso, é uma perda financeira muito grande.

    Estou procurando profissionais que aceitem me atender e assumir o tratamento por um preço razoável, mas está bem difícil.

    Eu entendo que sem as supervisões o tratamento é atrasado, mas por enquanto meu foco é evitar quaisquer outras complicações e problemas. Existe alguma recomendação para evitar as consequências até que eu consiga pelo menos encontrar um ortodontista a um preço razoável?
    Grata desde já,
    Fran

    1. Fran, o principal problema de ficar sem supervisão é a questão da higienização. Se você acha que é capaz de manter seu aparelho realmente limpo durante esses 9 meses, pode até arriscar viajar sem removê-lo. Outro problema é se algum bráquete descolar ou o arco machucar… quem é que vai resolver isso pra você? Compreendo sua preocupação a respeito, mas o ideal é remover o aparelho, mesmo.

  67. Doutora, ontem coloquei o aparelho fixo em cima e em baixo, mas quando cheguei em casa percebi que meus dentes de cima bate nos braquetes de baixo e nao consigo mastigar nada. Isso acontece pq acabei de colocar o aparelho mas depois volta ao normal? Ou nao é normal?

    1. Rafa, não deveria estar acontecendo, é muito provável que logo os bráquetes de baixo vão descolar. Entre em contato com o seu ortodontista e relate o problema.

  68. Olá Dra. Ana.
    Coloquei o aparelho fixo nos dentes de cima há um mês e ontem fui fazer a manuntençao e o Doutor disse que eu precisava usar uma placa para levantar minha mordida, e so depois disso eu colocaria a parte de baixo. Coloquei a tal placa, e me incomoda pra caramba quando eu falo e quando vou comer alguma coisa.
    Gostaria de saber por quanto tempo geralmente devo usá-lo, sei que a resposta concreta so o meu dentista pode responder, mas queria que voce me dissesse aproximadente quanto tempo essa placa costuma ficar??
    A minha voz tambem teve uma alteração devido a placa… cerca de quanto tempo a minha voz voltará ao normal?

    1. Priscila, essa placa se chama “levante”, e você deverá usá-la até que a mordida profunda se corrija ou, pelo menos, até que haja espaço pra que os dentes de cima não “batam” nos bráquetes de baixo. Isso costuma levar alguns meses. Sim, o levate pode incomodar bastante, mas é questão de adaptação, adaptação que pode levar algumas semans.

      1. Ok, a adaptação pode levar algumas semanas… mas a minha voz so voltará ao normal quando eu retirar o levante? (estou preocupada com isso)

      2. Dra. me tire uma dúvida: coloquei hj o aparelho apenas na parte de cima, depois colocarei embaixo. A dúvida é: o médico na hora de colocar a banda nos dois lados viu que um dos lados não encaixava, então colocou apenas em um lado fixando o fio apenas nele. Isso é normal ou pode deixar a arcada torta por estar apenas fixada em um lado?

        1. Tudo bem Ricardo, sua mordida não vai ficar torta por causa disso, pode ficar tranquilo. Talvez seu ortodontista coloque a banda daqui a alguns meses, talvez nem use banda, apenas o tubo colado diretamente no dente.

  69. Oi, boa noite, eu queria tirar uma dúvida, estou com o aparelho ha 1 ano e 8 meses, e tive que colocar ha 2 meses atrás a barra palatina, e agora o meu dentista disse que eu tenho que extrair os pré molares.
    Ele disse que depois disso é só esperar os dentes preencherem o espaço que vai ficar e acabou o tratamento. Vou ter que usar só um aparelho móvel. Isso tá correto?

    1. Yasmini, ao meu ver, sim. Você extrai os prés, fecha os espaços, tira o aparelho fixo e começa a usar o removível. Tudo dentro do esperado.

  70. Boa tarde!

    Uso aparelho estético ha 1 ano e meu dente canino que era pra cima encavalado ainda não esta alinhado (não desceu).

    Minha dentista disse que so será possivel alinha-lo com o elastico.

    Será verdade mesmo ou ela está atrasando o tratamento?

    Lembrando que so coloquei o aparelho devido a este canino.

  71. Eu tinha mordida aberta, aí coloquei aparelho… estou ha 8 meses com o aparelho (sem anel) e a mordida fechou, não 100% mas fechou, consigo tocar meus dentes de cima com os de baixo ja… ontem fui fazer manutenção e a minha dentista falou para eu voltar lá dia 30 para eu colocar o elastico separador e depois de uma semana para colocar o anel… Porque ela só vai colocar o anel depois de 8 meses de tratamento sem o anel? Não entendi ???? E meus dentes faltam bem pouco p ficar certinhos…

    1. Isabella, é que pra esse alinhamento inicial ela não precisou das bandas. Agora ela provavelmente vai começar a mexer no encaixe da sua “mordida”, vai usar elásticos e outros dispositivos… por isso as bandas só agora. Talvez esteticamente falte pouco mesmo, mas é preciso considerar que o tratamento ortodôntico não tem como objetivo só o alinhamento dos dentes, mas a correta oclusão.

  72. Boa noite!
    Dra tenho aparelho fixo, e passei quase um ano sem fazer manutenção, e voltei a fazer uns 3 meses, e quando retornei hoje a Dra disse que eu tinha que fazer novos exames, pois ela precisava, e mesmo necessário depois de quase um ano??? Será que ela perdeu meus exames??? Ou tem mesmo necessidade???
    Desde já agradeço.
    Dyene Nascimento

    1. Dyene, é que os exames que você fez há um ano já estão “velhos” e não correspondem, necessariamente, ao seu estado atual. E se você ficou 1 ano “sem aparecer”, acho necessário, sim, fazer nova documentação.

  73. Bom, geralmente trabalha o doutor e o filho dele…
    Isso já aconteceu uma vez e é sempre o filho dele que me atende nesses casos…
    Na primeira vez ele disse que como o dente estava um pouco atrás dos outros e o fio tava esticado demais ele não poderia mecher se não os dentes não aguentariam a pressão… (Isso foi na arcada superior)
    E agora aconteceu o mesmo na arcada inferior, tipo o dente que ta sem o fio ta meio que coçando e é como se todos os dentes estivessem indo pra frente e ele pra trás e é uma sensação horrível…
    Eu pensei que ele ia trocar o fio e recolocar lá passando por todos os dentes como se faz na manutenção mas, ele só colocou a borracha no bracket e o deixou solto sem o fio passar por dentro da borracha, e só vai mexer nesse dente na próxima manutenção.
    Eu prefeiro quando o pai dele me atende mas, ele não estava lá.
    O que devo fazer doutora?

    1. Se não estiver machucando, deixe assim até que o “pai” possa atendê-lo, Jeverson. Realmente, às vezes, o arco pode ficar fora de algum bráquete, isso quando o dente está muito fora do alinhamento. Claro que, se antes o arco passava por esse bráquete, deveria passar agora, também. Mas sem problema, desde que não esteja machucando. A “sensação” da movimentação dentária nem sempre é boa, mesmo.

  74. Doutora, eu fui lá no dentista. Ele colocou a borracha no bracket, mas não colocou o fio por dentro da borrachinha dentro do bracket…
    Ta do mesmo jeito. Ele só vai fazer isso na próxima manutenção…
    Isso ta certo?

    1. Isso não faz sentido, Jeverson… foi ele mesmo que atendeu você ou um auxiliar? Será que não soltou de novo?

  75. Doutora, fiz a manutenção do meu aparelho na sexta e quando foi no sábado a borrachinha que segura o fio no bracket tava se soltando…
    Eu tentei colocar e saiu de vez…
    E agora todos os outros dentes estão se movendo pra frente e ele ficou no mesmo lugar…
    E o meu dentista só vai recolocar o fio no bracket na outra manutenção…
    Isso pode me causar algum problema?

    1. Jeverson, pode. O ideal é procurar o seu dentista antes da próxima consulta, pois é só questão de colocar outra “borrachinha”.

  76. Doutora é o seguinte, coloquei o aparelho ontem, queria saber se quando o dente estiver doendo, se eu mexer com eles ou não, pode atrasar o tratamento.
    (acho essa pergunta é meio doida, só que estou curiosa)

    1. Andressa, não sei se entendi bem a pergunta… como assim “se eu mexer com eles ou não”? Me explique melhor.

  77. Olá Dra. Eu já uso aparelho fixo ha 3 anos e há 3 meses a minha dentista já havia dito que chegamos na reta final, porém nesse tempo nas manutenções a única coisa que ela tem feito é trocar as borrachinhas, disse ela que tem finalidade de “evitar que os dentes voltem”, mas essa não é a função do aparelho móvel? E meus dentes não eram desalinhados, o que foi corrigido foi uma mordida cruzada por meio de um disjuntor palatino que usei durante 6 meses.

    1. Mateus, quanto mais seus dentes estiverem bem posicionados, menos você vai conseguir enxergar o que a ortodontista está fazendo. Provavelmente é uma fase de refinamento, de melhorar o “encaixe” dos arcos superior e inferior, o que chamamos de “intercuspidação”.

  78. Boa noite doutora, eu faço tratamento dos dentes ha 7 anos ja no momento, tenho aparelho fixo, estou ha 2 ou 3 meses sem fazer a manutenção e o anel de tras aquele que fica no último dente caiu em um dos lados, queria saber se isso retarda o tratamento, se isso faz com que os dentes voltem a ficar tortos.

    1. Arthur, o que atrasa o tratamento é não fazer as “manutenções”… a falta do “anel”, não necessariamente. Procure seu ortodontista pra dar prosseguimento ao tratamento.

  79. Ola doutora. Bom, faz quase um ano que estou sem fazer manutenção, meu dentista mudou e nao voltou mais. Meus dentes podem voltar? Devo procurar outro dentista?

    1. Deve procurar outro dentista / ortodontista sim, Vanessa… e o mais rápido possível. Ficar de aparelho sem supervisão profissional, além de não adiantar nada, pode levar você a ter vários problemas, como cáries, gengivites, etc., pela dificuldade de higienização que o aparelho traz.

  80. Oi Dra. Bom eu uso aparelho fixo ha tres meses e tive que fazer a remoção dos pre molares superiores. O dentista falou q o tempo pra fechar esses espaços seria de aproximadamente 7 meses, mas eu achei os espaços muito grandes pra fechar em tao pouco tempo. Ta certo esse prazo? Ou vou ter que ficar um tempao com esses buracos na minha boca?

    1. Não Ana, não faz mal. Imagino que você tenha “pulado um mês”, certo? Se foi isso, tudo bem, mas é essencial que você faça os ajustes mensais no aparelho pra dar continuidade no seu tratamento ortodôntico. Ainda, é importante que haja supervisão profissional com relação à sua boca como um todo, pra prevenir cáries, gengivite, etc. durante o tratameto ortodôntico, porque o uso do aparelho dificulta a higienização.

  81. Dra. Tenho algumas dúvidas sobre os sisos…

    – Tem alguma “idade máxima” para o nascimento desses dentes? (já tenho 21 anos e ainda nao nasceu nenhum) ;
    – É possível que esses dentes nunca nasçam? ;
    – Como é feita a extração desses dentes, no caso de pacientes que usam aparelho ortodontico? ;
    – E é obrigatório a retirada de todos os sisos?

    Obrigada.

    1. Lai, vamos lá:

      1. Os sisos costumam nascer entre os 19 e os 21 anos de idade, mas pode ser um pouco antes ou um pouco depois disso. Depois dos 25, dificilmente eles nascem.

      2. Sim, é possível que os sisos nunca nasçam, tanto porque ficam retidos dentro da gengiva, quanto porque simplesmente não existem… não é todo mundo que os tem. Às vezes a pessoa só tem 3, 2, 1 ou nenhum.

      3. A extração em pessoas que têm aparelho é feita da mesma forma, até porque os sisos não costumam entrar no tratamento ortodôntico (não há bráquetes, tubos, bandas neles).

      4. Não, não é obrigatório. Nem todo mundo precisa extrair os sisos, mas há situações que exigem a extração. Eu falo sobre isso aqui –> https://medodedentista.com.br/2012/10/e-preciso-mesmo-extrair-os-dentes-do-siso.html

  82. Bom dia Doutora ! Estou aqui não para perguntar e sim para elogiar. Estava observando a atenção que a senhora destina ao público que tem dúvidas.
    Parabéns! Iniciei o meu tratamento mês passado.

  83. Uso aparelho na parte de cima ha 4 meses, e o orto… disse q nao preciso usar na parte de baixo, mas acho q tenho q usar na parte de baixo tambem, porque querendo ou não é um tratamento e sei que tem usar. Ou estou errada ??

    1. Simone, em princípio, eu concordo com você… afinal o tratamento ortodôntico não é só questão de alinhar os dentes, mas de “encaixar” os arcos. Qual justificativa seu ortodontista deu pra não precisar usar aparelho na parte de baixo?

  84. Boa noite Dra.
    Eu usei aparelho fixo por dois anos e meio e retirei ha uma semana, e estou usando o aparelho móvel, mas é muito desconfortável. Mas o que realmente esta me incomodando é que nos dentes que tinha o anel ficou um espaço grande entre um dente e outro e esta me incomodando muito na hora de comer, não to conseguindo comer carne porque fica presa entre os dentes e ta machucando minha gengiva, mesmo passando fio dental logo após ter comido, fica me incomodando. Gostaria de saber se isso é normal? Se com um tempo esse espaço diminui ou se é preciso preencher esse espaço com resina ou algo do tipo?

    Estarei no aguardo.

    1. Sarah, eu tenho exatamente o mesmo problema entre os primeiros e segundos molares superiores… e olha que eu removi o aparelho em 2005. Ou seja, como paciente e como dentista afirmo: esse espaço até pode fechar, mas não há certeza disso. Dessa forma, talvez seja o caso de pensar em fazer, mesmo, uma restauração que restabeleça o ponto de contato entre os dentes. Converse com o seu dentista.

  85. Olá doutora, ha uns quatro anos terminei meu tratamento e uso o aparelho móvel em cima e a contenção embaixo, a contenção que foi utilizada é aquela que tem um fio com uma cola, que é MT difícil de limpar e meus dentes estão ficando com manchas na raiz, qual tratamento vc me recomendaria fazer?

    1. Ingrid, se você vem tendo dificuldades de higienizar a contenção fixa, converse com o seu dentista sobre a possibilidade de fazer uma removível, então.

      1. Ola doutora, ha 3 meses tirei meu aparelho, estou usando o movel. Meus dentes da frente em cima estão juntos, mas quando vai chegando embaixom na ponta dos dentes, não estão juntos, os dentes de baixo estão um pouco separados tanbem, o q faco ?

  86. Prezado Doutor, uso aparelho há 1 ano e 3 meses, faz dois meses que estou sem manutenção, meu dentista disse que estava montando uma clínica nova e não estou conseguindo contato com ele, é possível fazer a manutenção com outro profissional, pelo menos este mês, até ele voltar? Uso borracha trançada na arcada superior, uma ponta do ferro soltou do tubo e está incomodando, a ponta está grande, e na parte inferior também soltaram duas borrachinhas do fundo.

    Obrigada.

    Claudia

    1. Claudia, fazer “manutenção” não, porque outro ortodontista não conhece o planejamento do seu caso, mas se seu ortodontista está indisponivel, outro dentista pode, pelo menos, verificar o que está incomodando você e resolver esses problemas.

  87. Olá doutora, coloquei aparelho fixo ha uns 7 meses só na parte de cima, o meu orto colocou um braquete no dente de baixo para descruzar minha mordida, com o uso de elástico mas nos dentes onde estão os elástico dói e reparei que o dente de baixo parece estar mole, quando mexo nele sinto ele estrala. Será que perdi o dente?

    1. Não vejo razão pra você perder seu dente, Ingrid. Um pouco de mobilidade dentária é comum durante o tratamento ortodôntico, mas é importante que você entre em contato com o seu ortodontista pra que ele verifique se está tudo ok ou se há uma alteração.

  88. Olá, Dra. Ana,
    Boa noite!

    Extraí hoje meus 2 sisos esquerdos (os do lado direito extraí há mais de um mês) e, além da dor do pós operarório, estou com a angústia sobre o que fazer com o aparelho ortodôntico.

    Como me preocupo com a estética, tenho o desejo de utilizar o aparelho estético. O meu dentista falou que dá certo, mas que o processo seria um pouco mais demorado.

    Ele me indica o aparelho autoligado. O que vc me diz sobre ele e sobre a minha dúvida?

    E mais: esse “autoligado” dispensa a instalação de anéis, pois estou com medo de mais dor ainda e já estou tenso só em pensar nos separadores e nos próprios anéis.

    Desde já, agradeço!
    Boa noite.

    1. Levy, o aparelho autoligado é muito bom e uma tendência atualmente. A grande vantagem é que não há necessidade de se usar os alastics (“borrachinha”) – o que é ótimo do ponto de vista da hogienização – e, EM TESE, o tratamento é mais rápido pelo menor atrito proporcionado pela ausências desses alastics. Digo em tese porque isso não está bem comprovado ainda, embora faça sentido. O aparelho estético é ótimo também, e se é um desejo seu, opte por ele, que pode ser de safira ou porcelana. Quanto aos “anéis” (bandas), a necessidade é a mesma, não é o fato do aparelho ser estético que evita o uso deles.

  89. Olá! Uso aparelho ha um ano, meus dentes nao eram tortos, eram apenas um pouco pra frente por causa do uso de chupeta quando criança. Agora depois de um ano eles ja estao corretos, fechados, estou querendo tirar o aparelho. Gostaria de saber se eu tirar se corro risco deles voltarem a ser pra frente como eram antes. Obrigada!

    1. Josy, se você não usar nenhum tipo de contenção (fixa, ou aparelho removível), corre risco sim. Converse com o seu ortodontista.

  90. Olá, eu já usei aparelho ha 25 anos atrás, motivo mordida torta, hoje estou usando novamente pelo mesmo motivo, a diferença é que eu não sinto dor e minha dentista não troca o arco já faz uns 7 meses, eu questionei, mas ela me disse que hoje os materiais são diferentes que os arcos que ela usa são articuláveis e não precisa estar trocando, pois eles se adaptam conforme a movimentação dos dentes, as vezes ela nem sequer tira para higienizar, existe isso Dra.?
    Obrigada.

    1. Realmente existem arcos de certos materiais que não precisam ser substituídos em cada consulta, Josy. Mas seria legal remover pra você fazer uma boa escovação, pelo menos. Converse com sua ortodontista sobre isso.

  91. Olá Dra.
    Comecei meu tratamento há exatamente 4 anos atrás, no ano de 2012 fiz a extração dos 4 pré molares para alinhamento dos dentes, com certeza ficou bem melhor do que estava antes. Porém de todos os pré molares que foram extraídos, em apenas um local ainda não fechou! O meu orto fala que vai fechar, mas não vejo nenhuma modificação, toda vez que vou nem sobra arame para ser cortado, ou seja, não está fechando mesmo 2 anos após a tal extração, estou pensando seriamente em trocar de orto e eu não falto em nenhuma consulta. Estou achando que o orto está fazendo pouco caso ou enrolando para ganhar mais na manutenção já que eles só troca os braquets e não faz mais nada! O que devo fazer???

    1. Wemerson, não tenho como opinar sobre a conduta do seu ortodontista apenas com base no seu relato, não conversei com ele e seria faltar com a ética. A questão é: ele está “puxando” esse dente no momento? Porque talvez ele esteja numa outra fase, fazendo outras movimentações antes de fazer esse fechamento. O melhor que você pode fazer é conversar com ele e ser bem franco com relação à sua dúvida.

  92. Cara, E Possivel Uma Pessoa Usar Aparelho Por 10 Anos Desde 2006, Ele Usa E Nunca Tirou, Que Isso Um Tratamento Que ? Pode Me Explicar, Sendo Que Os Dentes Dele Sempre Foram Certos!

    1. Você fala de quem, Eduardo? Realmente, 10 anos é tempo demais, não imagino que tipo de problema possa ter exigido um tratamento tão longo. Certeza que a pessoa está fazendo tratamento ortodôntico? Porque hoje em dia tem uns “malucos” que usam “aparelho de enfeite”…

      1. Sim, Todo O Mes Ele Vai No Dentista . Troca a Cor, Limpa, Isso Desse 2006, Sempre Os Dentes Dele Foram Certos, Nunca Teve Batida, nada na boca dele. E Sim, Hoje Ele Ta Com 23 Anos E Continua Usando Ate Hoje!

          1. Você colou o aparelho do seu amigo? Tem problema sim, você não tem conhecimento técnico pra fazer isso, pode colar fora de posição – o que é bem provável – e isso vai entortar esse dente. Diga a ele que procure o ortodontista o mais rápido possível pra corrigir isso.

  93. Olá, usei aparelho durante 3 meses e a clinica onde eu ia fechou sem dar nenhuma satisfação para os clientes e me deixou com o aparelho na boca. Eu posso ir a outro dentista fazer essa manutenção? Estou ha um ano sem ir porque não sei se posso ir a outro dentista .
    Obrigado.

    1. Amanda, nesse caso você pode e DEVE procurar outro ortodontista. Talvez não seja possível manter o aparelho que você usa atualmente, se você for continuar o tratamento com outro profissional há uma grande chance de que ele remova esse e instale um aparelho novo, além de pedir novos exames, etc..

  94. Tem mais de dois anos que eu uso aparelho, tem 4 meses q o dentista colocou uma barra entre o ceu da boca e a lingua pra descruzar minha mordida la atras, essa barra marcou muito minha lingua, teve dias que eu n comia d tanta dor, agr mesmo sem sentir a dor a marca da barra nao some da minha lingua… mes passado o dentista falou “vou tirar a barra na proxima manutençao pq ta te machucando, e tua lingua eu n vou saber consertar”… dai hj fui fazer a manutençao e ele dissse q n ia tirar… tudo bem.
    Dai ele começa a raspar entre meus dentes de baixo, estavam todos perfeitos… ele nem me falou o motivo disso… to parecendo um criança quando ta nascendo os dentes… vei eu chorei de tanto odio… n sei se isso é palhaçada desse dentista… pode isso doutora?

    1. Thais, não sei se eu entendi bem… você começou falando da barra, mas sua dúvida é sobre a “raspagem”? Imagino eu que ele tenha feito um procedimento chamado stripping, que consiste em “lixar” entre os dentes pra ganhar espaço pra alinhar os dentes. É isso? Você acha que seus dentes estão “finos”?

  95. Cara,

    Meus dentes são um pouco desalinhados. Seria isso suficiente para o uso do aparelho ortodontico? (Sei que é difícil dar qualquer opinião, tendo em vista que nao há como fazer uma avaliação, porém “por alto” seria esse um bom motivo?)
    Além disso, vou contratar um plano odontologico e se necessário, pôr o aparelho… Mas receio em breve ter que trocar a empresa, isso pode atrapalhar o tratamento ou mesmo ter que reiniciá-lo?

    1. Lai, se você pretende corrigir esse desalinhamento, isso, em si, já é motivo pra usar aparelho. Não é obrigatório, mas é uma razão. Se o dentista / ortodontista que estiver tratando você atende por um convênio e não por outro, caso você troque, ou você terá que pagar de forma particular ou mudar de ortodontista. No segundo caso, é muito provável que seja preciso remover o aparelho e recomeçar. Essas “pausas” e trocas de dentista, claro, podem atrasar o tratamento.

    1. Procure seu dentista pra fazer a recolagem, Rafael. Se não estiver machucando, você até pode esperar pela próxima consulta.

  96. Olá, doutora Ana!
    Estou usando os anéis separadores e vou colocar a banda esses dias, mas o aparelho mesmo vai ser colocado só em abril. Eu queria saber se é normal colocar a banda tanto tempo antes do resto do aparelho.
    Obrigada!

    1. Marie, nem sempre o aparelho todo é instalado de uma vez só, é comum que se faça uma coisa de cada vez (primeiro os bráquetes de cima, depois os de baixo, depois as bandas, etc.). E abril já é mês que vem… 😉

  97. Olá Dra, uso aparelho ha 4 meses, meus dentes não eram muito tortos, meu canino direito era “encavalado”, subia em cima do dente da frente, isso já consertou, meus dentes estão certos, mas estão pra fora, muito pra fora, minha mordida fica certa até antes dos caninos, depois deles está pra fora, muito pra fora, não consigo nem fechar a boca, é normal o aparelho ter empurrado meus dentes superiores pra fora? Obrigada…

    1. Sara, não havendo espaço para o alinhamento dos seus dentes, é esperado que o aparelho projete seus dentes para frente, sim… essa é uma forma de abrir espaço. Mas, claro, isso nem sempre é desejável. Portanto, no seu caso pode haver indicação de desgastes entre os dentes (técnica chamada “stripping”) ou até extrações, dependendo do caso. Converse com o seu ortodontista.

  98. Bom dia Dra.

    Eu uso aparelho ha praticamente 2 anos, e um dos dentistas que eu passei me informou que iria tirar as bandas (acho que é esse o nome), porque elas iriam empurrar os meu dentes para frente e não era essa a intenção, mas agora tive que mudar de dentista, e agora essa já colocou os espaçadores e na próxima consulta irá colocar novamente as bandas! Em qual dentista deve “confiar” nesse caso?

    Obrigada.

    1. Erica, os dois dentistas podem estar certos… há mais de uma maneira de se fazer a mesma movimentação dentária. As bandas, sozinhas, não empurram os dentes pra lugar algum, é preciso que seja aplicada uma força pra isso acontecer.

  99. Olá, meus dentes sao tortos, coloquei aparelho ha 8 meses atras, gostaria de saber se depois que eu retirar o aparelho o dentista vai alinhar meus dentes, e deixar todos retos, serrando ou etc…

    1. O dentista vai alinhar os seus dentes COM o aparelho, Raylton… e não depois de remover o aparelho. Se você se refere ao “comprimento” dos dentes, de forma que todas as “pontas” deles coincidam, isso não ocorre de forma natural e não é algo desejável esteticamente. Os incisivos centrais tem um tamanho, os laterais são um pouco menores, as caninos tem mais ou menos o tamanho dos centrais, e por aí vai.

  100. Dra. eu uso aparelho fixo ha 4 anos, e pediram para usar um elastico que faz um triangulo, e /\ ligado ao dente canino de cima e a dois de baixo, para consertar a mordida. Eu fui em outro dentista e ele disse que estou ficando com rosto de velha (tenho 17 anos), pois a minha boca esta descendo, algo assim, por conta da mordida que esta errada, isso pode acontecer mesmo? Haver deformacao do rosto/boca por conta do aparelho? Antes meus dentes eram todos bem alinhanos, mas minha arcada era muito pequena e tive q usar aparelho e extrair um dente, pois sentia muita dor. Agora parece que esta o lado esquerdo meio inclinado ate o dente da frente, e o outro lado esta bem alinhado, reto… ate o outro dente da frente. quando eu falo, percebo que meu maxilar fica torto, isso se corrige com o aparelho?

    1. Eu não diria que o aparelho “deforma” o rosto, Jessica… mas que o modifica, sem dúvida. Principalmente quando se faz intervenções ortopédicas, extrações, etc.. Mas todas os problemas que você descreve devem ser corrigidos até a conclusão do tratamento ortodôntico.

  101. Olá, gostaria de tirar uma duvida… uso aparelho fixo há 2 anos, pois meus dentes eram tortos, agora estão se alinhando. Fui fazer a manutenção e o dentista puxou um dos incisivos para baixo para ficar alinhado com o outro (incisivo), só que agora o dente que desceu fica esbarrando no dente de baixo e a mordida não encaixa mais… fica o dente de cima empurrando o de baixo e vice versa, fui lá arrumar só que agora o dente do lado também está atritando com o dente de baixo, parece faltar espaço. O q fazer?
    Grata.

    1. Maria Carolina, creio ser apenas questão de fazer um ajuste, ou de aguardar um melhor posicionamento dos dentes envolvidos. De qualquer forma, alerte seu dentista para o fato, novamente, na próxima consulta.

  102. Eu já tinha usado aparelho fixo ha 7 anos atrás e o dentista sempre apertava o bracket quem tem uma “hastezinha e uma bolinha na ponta” (eu não sei o nome), eu voltei a usar ha 4 meses e dessa vez que estou usando, quando vou fazer a manutenção, a dentista apenas troca o arco e as borrachinhas, não vejo ela apertando o bracket como antigamente. Aí eu queria saber se é algum tratamento novo ? Ou a dentista está me enganando?
    Obrigado 🙂

    1. Essa “hastezinha” é um gancho, Antonio. Nem é um tratamento nem acho que sua dentista está enganando você: o tratamento, agora, é outro… e, dessa forma, requer outras movimentações. Além disso, cada dentista / ortodontista pode ter uma forma diferente de fazer essas movimentações dentárias, de acordo com o plano de tratamento que idealizou. Alguns aparelhos nem ganchos tem… fique tranquilo e confie nela. 😉

  103. Boa noite, Dra tem 4 meses que eu uso aparelho fixo, mas toda vez que eu faço manutenção a dentista não aperta o aparelho, é algum tratamento novo ? Ou ela tá me enganando ?

  104. Boa noite,
    Gostava de ter uma opinião relativamente ao meu problema. Os meus dentes definitivos nasceram com um problema no esmalte, penso que se chama hipoplasia de esmalte, os dentes eram muito amarelos, com covinhas e iam partindo dos lados. Finalmente aos 13 anos um dentista conseguiu arranjar uma solução para os meus dentes, e coloquei uma espécie de capas, que não são definitivas, de compósito em todos os dentes. Nessa altura usei um aparelho dentário removível pois não recomendavam que usasse um aparelho fixo, acabou por surtir algum efeito mas não o suficiente. Agora tenho 22 anos e a dentista disse que eu já poderia usar um aparelho fixo, então há cerca de duas semanas e meia coloquei o aparelho nos dentes de cima e há uma semana e meia coloquei nos de baixo. No dia que coloquei o aparelho de cima mal cheguei a casa um bracket saiu, fui à dentista e ela voltou a colá-lo. Dois dias depois descolou outro bracket, a dentista só pôde colá-lo novamente 5 dias depois, altura que coincidiu com a colocação do aparelho nos dentes de baixo. Logo nesse dia descolaram 2 brackets, do aparelho de baixo, e no dia seguinte descolou outro. Agora já passou cerca de uma semana desde a última vez que foram colados e ainda não descolou mais nenhum, mas também a minha comida é toda mole e lavo os dentes com muito cuidado, pois 1 dos brackets soltou-se enquanto eu lavava os dentes.
    O problema é que eu vou emigrar daqui a 2 meses e a dentista não me consegue assegurar que não descolem os brackets, pois devido a este compósito que tenho nos dentes a cola não adere correctamente, e até na última vez que fui colar os brackets ela disse que se isso continuasse a acontecer que iria retirar o aparelho.
    Fico triste pois a dentista tinha dito que eu poderia usar o aparelho sem problemas e nunca me falou na hipótese dos brackets estarem sempre a descolar. E o meu objetivo era usar o aparelho para depois colocar coroas de porcelana nos dentes.
    Na sua opinião deveria manter o aparelho durante mais algum tempo para ver o que acontece ou retirar antes de emigrar? (Se eu mantivesse o aparelho viria regularmente à dentista fazer a manutenção).
    Desde já muito obrigada 🙂

    P.S.: O meu aparelho é do tipo Damon System.

    1. Deborah, a colagem de bráquetes em coroas é uma situação delicada, mesmo. Os bráquetes não aderem tão bem à resina quanto aos dentes, por isso esses episódios recorrentes. Eu não vejo impedimento pra que você continue o tratamento, mas tenha em mente que a possibilidade de alguns bráquetes descolarem sempre vai existir… existe em dentes hígidos, e é maior em caso de coroas. Acho que você e sua dentista precisam decidir juntas o que é melhor.

  105. Olá doutora, tenho 15 anos e coloquei o aparelho nos dentes superiores faz 3 dias. Minha dentista disse que meu dente canino superior nasceu no lugar de outro (tem os dois dentes do meio e ele nasceu do lado), e no lugar do canino tenho um dente dente de leite que ainda nao caiu, e pelos exames nao tem nenhuma raiz do dente permanente, ou seja, não nascerá outro no lugar do de leite. Ela me sugeriu duas opções: 1º extrair o dente de leite e colocar outro no lugar ou extrair o dente e colocar o aparelho de um jeito para que feche o espaço. O que a sra. acha?? Obg…

    1. As duas opções são válidas, Nicholas. Depende muito do que você deseja e da sua expectativa de resultado. Se você fechar o espaço com aparelho, o tratamento ortodôntico vai ser mais longo, mas você não vai precisar de implante (ou outro tipo de prótese). Se você não fechar o espaço com aparelho, o tratamento talvez nem seja necessário, mas será preciso prótese. Converse com a sua dentista, se pra você tanto fizer, eu faria o que ela recomendar baseada na análise da sua mordida e do seu sorriso.

  106. Dra. Estou precisando de ajuda!
    Usei aparelho durante 2 anos, quando a previsão seria de 1… Até ai tudo bem! Retirei o aparelho tem mais ou menos 3 semanas, porém não consigo mais mastigar sem que o alimento entre no espaço q ficavam os anéis (nem sei se é esse o nome!) que seguram o aparelho! O alimento entra nesse espaço a ponto de ferir minha gengiva! O que eu faço? Isso vai fechar ou eu devo voltar a usar aparelho??

  107. Boa tarde, doutora. Retirei ha um mês o aparelho fixo. O dentes que eram tortos ficaram certos. Mas queria um sorriso mais largo que enche a boca. Quando sorrio não aparecem todos os dentes, fica um espaço nos dois lados. Usei aparelho 2 anos. Minha médica disse que minha boca é pequena e um sorriso largo ficaria feio. Duvida se eu consultar outro profissional com certeza vai falar para recomeçar o tratamento, e nisso vou ter mais custo e incomodo. Mas me sinto enganada pela minha médica. O que posso fazer?

    1. Camila, não tenho como analisar seu caso apenas com base na sua descrição, mas me parece que você tem o sorriso estreito, e isso provavelmente se deve ao formato do seu arco dentário superior e ao seu céu da boca ser mais fundo que o normal. Nesse caso, podem ficar esses “corredores” escuros que você descreve no seu sorriso. Pra corrigir, sem dúvida será preciso um novo tratamento ortodôntico, e mais que isso, será preciso um tratamento ortopédico, ou seja, que mude o formato do seu osso, também. Compreendo que você se sinta enganada, não é incomum esse tipo de frustração, mas acho que o problema mesmo foi falta de você e sua dentista conversarem sobre as suas expectativas em relação ao tratamento.

  108. Ola Doutora.
    Não faço a manutenção do meu aparelho ha cerca de 1 ano e 5 meses, estou muito preocupada pois minha gengiva começou a sangrar muito, e algumas pessoas já me relataram que pode ocorrer a perda dos dentes. Gostaria de saber se realmente isso pode acontecer ou que riscos estou correndo sem os cuidados necessarios. Obrigada.

    1. Li, afirmar que você vai perder os dentes é um pouco de exagero… mas dizer que isso não pode acontecer também não é verdade. Manter o aparelho sem supervisão do dentista, além de não servir pra nada, atrapalha muito a higienização, o que pode levar a vários problemas: cáries, gengivite (o que parece que já está acontecendo com você), problemas periodontais etc.. Então, se você não pretende continuar o tratamento ortodôntico, sugiro fortemente que você remova o aparelho o quanto antes. E se pretende continuar, que consulte um (ou seu) ortodontista o mais rápido possível.

  109. Olá doutora, tudo bem? Coloquei o aparelho ortodôntico há 2 anos, porém estou sem fazer manutenção há 1 ano e 4 meses. Ouvi dizer que quando eu for tirar o aparelho posso perder os dentes, que eles cairão. Isso é verdade? O que faço?

    1. Não é BEM assim, Anderson. Mas sim, sem supervisão profissional você está sujeito a uma série de problemas bucais, porque a permanência do aparelho sem ativação, além de não servir pra nada, dificulta bastante a sua higiene bucal. Não diria que você vai perder seus dentes, mas sugiro que você procure um dentista ou pra continuar o tratamento ou pra remover o aparelho.

  110. Olá doutora, tenho um irmão diabético em estado preocupante, esta com aparelho nos dentes ha mais de um ano sem manutenção, quais as consequências, ele tem 50 anos.

    1. Esther, sugiro fortemente que seu irmão procure um dentista pra remover o aparelho. Manter o aparelho na boca sem supervisão, além de não servir pra nada, aumenta o risco de desenvolvimento de problemas como cárie e gengivite pela dificuldade de higienização, ainda mais em pacientes diabéticos descompensados. A chance de uma infecção e de problemas periodontais é muito maior.

  111. Drª Estou quase um ano sem fazer a manutenção, estou morrendo de medo do que pode acontecer, durante esse tempo sem manutenção percebo que minha língua criou pequenas manchas que não doem, são meio branquinhas, meio vermelhas, o que podem ser? Será que estou doente? 🙁

    1. Karla, não tenho como sugerir algo apenas com base na sua descrição, e isso não tem nada a ver, necessariamente, com o fato de você usar aparelho. Pode ser uma língua geográfica, por exemplo. Mas recomendo fortemente que você procure um dentista pra retirar o aparelho, mantê-lo sem supervisão profissional não tem objetivo nenhum e só traz problemas pra você.

  112. Bom dia doutora, ontem no período da noite um dos meus brackets descolou, eu estou em outra cidade visitando meus avós e só volto para minha cidade daqui a um mês. Será que algum outro dentista colaria o bracket?

    1. Bibiana, até é possível, embora, nesse caso, talvez o ideal seja remover o bráquete e aguardar a consulta com o seu dentista. Se ele só estiver solto mas não estiver machucando, ok, você pode aguardar assim mesmo. Se não, procure outro dentista pra avaliar.

  113. Ola Ana, tenho aparelho vai fazer 9 anos, mas ano passado tirei só o de cima e sai do dentista, ainda estou com o de baixo… Hoje coloquei aparelho de “enfeite” em cima, pois quando tirei o de cima me senti estranha já havia me acostumado. Mas eu não estou com o ferro, e meu dente n moveu ainda, está normal, mas se ele começa a mover eu tiro. Mas o de baixo é de verdade e já faz MT tempo q n faço a manutenção, mas sinto q n moveu tb. O q vc me recomendaria?

    1. Gabriela, recomendo que, se você não pretende dar continuidade ao tratamento, remova JÁ tanto a parte de cima quanto a de baixo. Não faz sentido manter os bráquetes colados nos seus dentes sem supervisão de um dentista / ortodontista e, em cima, sem sequer o arco do aparelho. Manter do jeito que está só aumenta as chances de você ter problemas dentários e gengivais pela dificuldade de higienização que esses dispositivos proporcionam.

  114. Ola, eu tirei o aparelho fixo ha dois meses, e a minha contençao fixa descolou de um lado, e a dentista que me acompanha esta de ferias, so volta daqui 20 dias, tem riscos do meu dente entortar novamente neste periodo?

    1. Beatriz, tem. Todos os dentes que estão com a contenção são colados nela ou só os das extremidades? Se forem todos, a chance deles entortarem é menor.

  115. Vou tirar o quanto antes, mas esse amolecimento dos meus dentes inferiores pode ser por estar só com os braquetes ? Estou com medo! Dois dentes meus estão deitadandos para frente e outro pra trás, a cada dia os dentes inferiores parecem mais doloridos, pode ser do aparelho sem manutenção ou outro problema ? Já viu algum caso assim?

    1. O problema não são os bráquetes em si, a presença deles não amolece os dentes. Só que com eles na boca, a higienização fica mais difícil… e isso pode levar ao acúmulo de placa bacteriana, que vira tártaro, que entra por baixo da gengiva e leva a um problema periodontal (o que deve estar causando o amolecimento).

  116. Doutora, estou ha 6 meses sem fazer manutenção; na parte inferior está só com os braquetes, mas agora eles estão doendo muito, dificultando a alimentação e até mesmo água gelada doi, e estão bem moles, me recomenda tirar e reiniciar o tratamento ?

    1. Rafaela, os dentes estão doloridos e moles? Recomendo que você procure um dentista o mais rápido possível pra remover esses bráquetes. E não recomendo começar um novo tratamento agora se os dentes estiverem moles mesmo, pode haver algum problema de gengiva mais sério.

  117. Doutora, coloquei os brackets só que sem fio nem nada, isso ajuda ou é só questão de “passar o tempo” ? Estou só com as “bolinhas” nos dentes superiores e mes que vem vou por os separadores.

    1. Sem o fio o aparelho não funciona, Felipe… pois o que movimenta os dentes é justamente a “pressão” que o fio faz dentro do slot dos bráquetes.

  118. Olá Dra.
    Meu nome é Juliana, faz dois anos que coloquei o aparelho dentário (meu dentista estabeleceu um prazo de 2 anos aproximadamente para a retirada do aparelho) desde que eu mantivesse periodicamente a frequencia das manutenções do aparelho (ou seja, ficar todos os meses indo), pois caso contrário esse prazo de dois anos poderia aumentar. Pois bem, acho que vou tirar já no próximo mês. Os meus dentes antes dos aparelhos eram na parte inferior todos tortos, já na parte de cima, os dentes eram alinhados, porém muito para frente, isto é, eu era muito dentuça e tinha dois dentes da frente (da parte de cima) muito grandes. Com o aparelho, os meus dentes da parte inferior ficaram todos alinhados. Já o da parte de cima veio um pouco para trás (e é visível a diferença) mas ainda continuo dentuça. Meu dentista falou que para se ter o resultado esperado por mim (estético) era necessário extrair quatro dentes (dois em cima e dois embaixo) pois na parte superior do dente não tem mais espaço para empurrar para trás, por isso a necessidade de extrair dois dente na parte de cima, mas como a mordedura tem que se encaixar, é preciso extrair dois dentes na parte inferior também, daí os quatro dentes.

    Só que eu tenho pena de extrair quatro dentes sadios, eu não tenho nenhum dente obturado na boca, nada de dente furado, amarelo, nada. Não queria ter que extrair quatro dentes !!! Falei com o meu dentista a respeito disso, ele disse que poderia lixar os dentes (os dois dentes grandes da frente) para ganhar espaço, mas ele iria lixar pouco, pois ele explicou que o nosso dente tem uma camada de esmalte que protege o dente. E essa camada tem uma espessura, na medida que lixa o dente essa camada vai ficando fina, e portanto mais desprotegida contra cáries. Mas o meu dentista já lixou os dois dentes na frente, empurrou um pouco para trás, mas ainda continuo dentuça. Você acha que tem como ele lixar os queixais para poder ganhar mais espaço, sem que haja a necessidade de extrair os quatros dentes?

    1. Juliana, eu acho que seu dentista colocou de forma bem clara as possibilidades no seu caso. “Lixar” os dentes vai fazer com que se ganhe espaço, mas nunca tanto espaço quanto fazer as extrações. Se você acha que os seus dentes superiores ainda estão bem pra frente, a única forma de trazê-los pra trás, de forma que satisfaça você, é fazendo as extrações. A extração de dentes para fins ortodônticos é MUITO comum, se essas extrações forem bem planejadas, esteja certa de que esses dentes não farão falta nem esteticamente nem funcionalmente.

  119. Boa noite, Doutora…
    Coloquei o aparelho em 2004 e tirei o meu aparelho por contra própria no começo deste ano, pois havia ficado cerca de 2 anos com o aparelho sem apertar, fazer a referida manutenção, e tbm porque meus dentes já estavam todos nos seus devidos lugares… de 2 meses pra cá percebi que um dos dentes inferiores, no caso o canino, as vezes na parte da manhã fica levemente mole, mas bem pouco mesmo, quase imperceptivel, nas duas direções, e do nada depois de uns 15 a 20 m volta a ficar duro como se não tivesse nada… sabe me dizer o que pode ser?

    1. Marcos, pelo tempo que você usou aparelho e pelo tempo que, usando aparelho, você ficou sem supervisão, suspeito de um problema periodontal (nos tecidos de suporte dos dentes, osso e gengiva) OU de uma reabsorção da raiz desse canino. Sugiro fortemente que você procure um dentista pra avaliar e fazer radiografias, pra verificar se está tudo ok.

  120. Ola Doutora, então eu irei colocar o aparelho nessa semana ainda, porque tenho dois dentes incisivos com diastemas, e um saiu menor que o outro em relação a largura, e vou colocar aparelho para ver se esses diastemas provocados por esse dente ser menor que o outro se alinham, mas a diferença é bem pequena! Sera que esses diastemas irão sumir ? Obrigado.

  121. Olá doutora Ana, tenho 17 anos e uso o aparelho desde os 13, coloquei hoje a contenção inferior (a comum, não a transparente) e sinto que estou mordendo o ferrinho que fica na parte de trás do lado direito. Isso é normal? Posso esperar até a próxima consulta com a dentista ou vou imediatamente? Obrigada.

    1. Contenção removível, Camila? Às vezes fica “pegando” um pouco mesmo. É bom seu ortodontista verificar, costuma ser um problema apenas de ajuste do aparelho. Se não estiver incomodando muito, você pode aguardar a próxima consulta.

      1. Olá, Doutora Ana. Fui lá hoje mesmo e ela ajustou, ainda mordo um pouco, mas ela disse que ia se encaixar depois de um tempo e se continuasse incomodando eu fosse lá na próxima semana. Obrigada! Ah e o nome dela é Ana também 🙂

      2. Dra., meti hoje o meu primeiro aparelho na zona de baixo e ja soltei 1 bracket, e voltei a la ir colar, mas quando estava a lavar os dentes soltei outro, deverei la voltar urgentemente ou esperar 1 mes que é quando esta marcada a consulta?

        1. Pedro, se o seu dentista puder atendê-lo antes, melhor. Mas se a falta do bráquete não estiver incomodando você ou machucando, você pode aguardar a próxima consulta.

  122. Eu sinto um desalinhamento na minha boca que me incomoda, pois quando vou sorrir meus dentes se mostram bem tortos, mas tento explicar isso para os meus pais e eles não entendem.

    1. Elisa, os pais não entendem, mesmo… porque isso incomoda você, não eles. Tente convencê-los a levar você num ortodontista pra fazer uma avaliação. Se os seus dentes estão desalinhados, certamente o ortodontista vai explicar pra eles os benefícios de você usar aparelho. Aí eles devem entender. 😉

  123. Dra. Eu utilizo aparelho fixo (o normal) já alguns anos, e por impossibilidade da minha dentista fui para uma outra. Nessa nova dentista já estou em 9 meses de tratamento, ela me falou que tenho que ir progredindo nos fios, eu estava no fio nº. 8, então meu “break” quebrou, ela falou que por essa motivação eu teria que voltar para o fio de nº. 1, e assim o fez.
    Gostaria de saber se essa informação procede, terei que ficar mais 8 meses utilizando aparelho?
    E toda vez que o break quebrar terei de iniciar meu tratamento do zero?

    1. Não Natielle, não se volta ao arco inicial toda vez que um bráquete se solta. Essa deve ter sido uma situação isolada, e é provável que sua dentista vá “pular” alguns arcos daqui pra frente, não será preciso usar todos de novo.

      1. Doutora, utilizei o aparelho fixo por 3 anos e agora, finalmente, tirei-o e estou utilizando o aparelho móvel. Esse é o meu primeiro mês com ele e sinto que um lado está um pouquinho mais “folgado” que o outro e o fio não está encostado em apenas dois dentes. Então, liguei para minha dentista e ela me informou que é normal no primeiro mês ocorrer isso e que isso acontece justamente porque o aparelho está se ajustando em minha boca, mas no próximo mês, ela vai cuidar disso e fazer a manutenção novamente no aparelho, para então, ajusta-lo corretamente em minha boca. Porém, estou com medo de até lá isso interferir no meu tratamento e os meus dentes voltarem como eram antes.

        1. Fique tranquila, Bruna… seus dentes não vão voltar a ser como eram antes. Mas sim, quando se tira o aparelho fixo há uma tendência dos dentes se “reacomodarem”, mesmo com o uso do aparelho removível.

  124. Um ferro q liga uma banda na outra esta me incomodando demais… tem como eu seguir tratamento sem usar elas?

    O q eu quero eh alinhar os dentes da frente. Pois os meus dentes de trás são perfeitos.

    1. Breno, imagino que você esteja falando de uma barra transpalatina. Ela é usada por várias razões, a possibilidade de dispensá-la depende do tipo de movimentação dentária que seu ortodontista pretende. Converse com ele.

  125. Doutora, coloquei a banda do aparelho fixo antes de ontem e tem um dente que está meio que mole ????
    To preocupada, isso é normal ?
    PF responda
    Já coloquei o aparelho de cima e não aconteceu isso !

    1. Laura, pode ser que seja, o aparelho às vezes deixa os dentes com uma certa mobilidade. Na dúvida, procure seu dentista pra verificar.

  126. Ana, boa noite
    Minha filha tem 15 anos, usou aparelho um ano e seis meses, o dente ficou legal, tirou o aparelho em 18/09/2014 e so pegou o aparelho de contenção transparente, que se encaixa nos dentes, agora 23/10. O aparelho esta machucando muito, não esta conseguindo usar, ja esta com as gengivas todas machucadas, o que devo fazer? Obrigada, Arlete.

    1. Arlete, não é de se surpreender que o aparelho esteja machucando… os dentes da sua filha, em mais de 1 mês, já sofreram pequenas movimentações, o aparelho não vai entrar certinho. Quanto às gengivas, é preciso o ortodontista verificar em que pontos ele está machucando pra ajustar / desgastar o aparelho e evitar que continue machucando.

  127. Olá Doutora Ana, eu coloquei o aparelho dia 05/09, o resultado que eu queria de fato seria a expansão da minha arcada que acho ela estreita, quando sorrio aparece somente 6 dentes superiores, os outros mal aparecem e tenho um sorriso largo, ou seja, parece que não tenho outros dentes a não ser esses 6, e também tenho 2 dentes levemente desalinhados, somente o fixo irá me dar o resultado que eu quero? Pois gostaria de um sorriso mais amplo.
    Minha doutora disse que devo ficar usando ele pelo menos por 1 ano e meio, sendo que minhas correções são bem leves a serem feitas, é normal esse período de 1 ano e meio?

    1. Tamara, vale a avaliação da sua dentista… se ela não acha necessária a disjunção / expansão, não deve ser preciso. De qualquer forma, deixe claro pra ela a sua insatisfação com relação a largura do seu sorriso, é importante que ela saiba disso pra conduzir da melhor forma o seu tratamento. Sim, pode ser possível obter o resultado que você deseja apenas com o aparelho fixo. A maioria dos tratamentos ortodônticos leva pelo menos 2 anos, então 1 ano e meio é um prazo otimista, até.

      1. Então doutora, a minha ortodontista disse que não é possível abrir a minha arcada, mas não me disse o porquê, inclusive vou perguntar a ela sexta-feira agora, e ouvi dizer que o disjuntor seria somente para adolescentes, e eu tenho 23 anos. Uma outra dúvida doutora, estou muito indecisa em continuar o tratamento ou não, pois como eu tinha dito o que eu acredito que irá corrigir são 3 dentes, dois em cima e um embaixo, que são um pouquinho de nada para frente, o restante são certinhos, o que eu queria mais era ampliar a minha arcada, e como minha ortodontista disse que não é possível, não sei se vale a pena continuar, penso se eu estaria gastando dinheiro em vão, pois não tenho um sorriso feio. Doutora me da um help rsrs… não sei o que faço, me ajuda!

        1. O disjuntor pode ser usado por adultos, porém o sucesso não é tão certo quanto em crianças em adolescentes em fase de crescimento. Você não é obrigada a se submeter ao tratamento, Tamara… há benefícios pra você, é claro, mas fica a seu critério.

  128. Ola doutora, estou conhecendo sua pagina hoje, por uma duvida que tenho. Mas não achei exatamente minha resposta em outros posts ou se tem em algum comentário me perdoe, não cheguei a ler todos de todos os posts.

    Questão, tenho 24 anos e estou usando aparelho fixo de safira, optei por esse aparelho pelo fato de ser quase imperceptível e ser mais resistente, pois não tenho muitos cuidados ao me alimentar.

    Minha dentista falou que o tratamento com esse aparelho eh mais “rápido” do que os comuns prateados, verdade?

    Eu já usei aparelho anteriormente dos 10 aos 14 anos, vários tipos de aparelho, pra alargar, pra nivelar pra puxar empurrar rsrs enfim, mas nessa época eu não tinha muita consciência do “por que do uso”, odiava mas era necessário, após o fim do tratamento, dentes lindos perfeitos até que surgiu o aparelho móvel de contenção, parecia uma bala solta na boca, foi onde os 4 anos de tratamento foi 50% pro espaço. Não usava regularmente e meus dentes voltaram 50% do que eram antes. Hoje já crescida e por vaidade resolvi colocar o aparelho mais discreto.

    Sempre tive todos meus dentes na boca, inclusive os terceiros molares, lindos e maravilhosos muito bem cuidados para que eu não precisasse extrai-los, mas a doutora falou que era imprescindível extrair os 4, com muita briga e custo extrai somente os de cima pois são os da arcada dentaria que é pra frente. A extração desses dentes é realmente necessário para todos os tratamentos com aparelho?

    Agora minha dentista quer que eu arranque os primeiros pre-molares, pois tenho uma especie de “bico” e somente assim o “bico iria sair”, mas já deixei bem claro que não vou arrancar mais nenhum dente da boca e ela falou que a segunda opção é “lixar” entre os dentes. Minha preocupação, esse lixamento não prejudica a saúde dos dentes? E o esmalte do dente ele se repõe? Quanto a estética dos dentes, eu tenho boca enorme, afinar meus dentes não vai ficar bom, esse lixamento muda a fisionomia do dente?

    Me desculpe tantas perguntas, não sei se poderá me responder sem conhecimento clinico do meu caso, mas no que puder me ajudar serei grata e ficarei mais tranquila.

    Abraços

    1. Kamilla, não há comprovação de que um ou outro tipo de aparelho ofereça um tratamento mais rápido… existem, sim, indícios… opiniões. Eu particularmente não acho que haja um aparelho realmente mais rápido ou que o de safira seja mais rápido que o convencional metálico… mas isso depende muito, também, da resposta do organismo do paciente ao tratamento. Então e muito difícil de avaliar.

      Nem todos os tratamento exigem a extração dos sisos, apenas aqueles que precisam de espaço “lá atrás” pra “puxar os dentes”. Parece que é o seu caso. Você deve estar no limite entre a extração e o tratamento com stripping (o desgaste entre os dentes), então ainda dá pra escolher. Sim, esse desgaste elimina tecido dentário que não será reposto. Via de regra isso não altera a anatomia dos dentes, mas um efeito colateral é a possibilidade de certa sensibilidade dentinária.

  129. Eu quero saber se tem como eu mudar o meu aparelho, trocar? Eu não conseguia falar, fechar a boca, morder, e o ferro ficava no meio da boca, fiquei com vergonha, medo e arranquei. Tem como?

  130. Olá, Ana! Como vai?
    Bom, tenho 17 anos e uso aparelho há uns 2 anos e alguns meses. Minha dentista disse-me que já está perto da retirada do mesmo, mas ai eu perguntei sobre a limpeza que irá acontecer no dia da retirada do aparelho, e eu queria também fazer um clareamento pra ficar tudo branquinho e certinho. Mas é aí que vem o problema: Eu já quebrei a metade dos 2 dentes da frente quando eu tinha 12 anos (foi bem a ponta), e tive que fazer uma restauração e está tudo perfeito até hoje. Porém a minha dentista me disse que para eu poder fazer o clareamento, eu teria que arrancar a minha restauração e pôr novamente. Isso é verdade mesmo ou ela está querendo tirar pra ganhar mais dinheiro? Fiquei bem triste, queria todos os dentes bem branquinhos depois do tratamento e soube que tenho que arrancar as restaurações e pôr novamente, e o preço é bem salgado pra isso.

    O que você acha?
    Abraços! Aguardo respostas

    1. Diogo, se você quiser mesmo fazer clareamento terá que trocar as restaurações, sim. Isso porque o gel clareador só clareia dentes naturais, ou seja: depois do clareamento, as restaurações parecerão mais escuras (na verdade, claro, os dentes é que estarão mais claros).

    1. Robertt, se não estiver machucando você, é possível aguardar até a próxima consulta para substituí-lo. Se estiver machucando, sugiro que você procure seu dentista pra verificar.

  131. Sim, comprei uma pro-saúde dessa marca, com benefícios para gengiva. Eu usei o Listerine lilás por dois dias e achei que piorou muito, daí suspendi e hoje está como antes. Será que é a pasta de dente? Nunca acharia que pudesse ser, ainda mais da Oral B.
    Qual a pasta poderia ser melhor?
    Obrigada, Doutora!

  132. Olá Dra.
    Coloquei aparelho estético há quase 2 meses. No início foi complicado, pois machucou bastante, sensação de boca torta, mordia minhas bochechas e os dentes ficaram super sensíveis. Minha dentista explicou que tudo seria adaptação inicial. Realmente passou, mas dias antes da primeira manutenção, sentia uma sensação diferente, como a boca estivesse seca, mas não é boca seca, já q a salivação está normal e não estou tendo dificuldades para mastigar e engolir. Sinto como os lábios inferiores por dentro não conseguissem deslizar com os movimentos normais. Poderiam ser as borrachinhas? Minha dentista mandou eu aguardar até a próxima consulta para ver se melhorou.
    E agora além dessa sensação de grudar e não haver um deslise normal dos lábios internos no aparelho, nesta mesma região apareceram umas bolinhas (não são bolhas, são bolinhas tipo aquelas de bochechas de bebes de tanto beijarmos, rs) não são muitas e percebo que tem dias que estão em menor quantidade. Não sei se é no dia que falo muito ou como mais, mas o fato que está me preocupando. Elas não doem e nem mudaram a cor normal da mucosa e só apareceram na linha do aparelho, mais no inferior que o superior. O que pode ser isso, por favor? Ainda faltam quase 3 semanas para a próxima manutenção. Obrigada.

    1. Ana, provavelmente é o atrito do aparelho com a mucosa que está criando essa aspereza. Pergunto: você trocou de marca de pasta de dente recentemente? Usa Oral-B?

  133. Olá Dra,
    Adorei o site, bom saber que alguém dedica parte de seu tempo a tirar as dúvidas que “atormentam” pessoas como eu kkkkk… Obrigado!!! Mas vamos lá, tenho uma duvida, iniciei meu tratamento esse mês e meu caso é simples, coloquei o aparelho fixo superior, só que agora nao consigo fechar minha mordida como antes, os dentes nao se tocam. Isso é normal? Aaaahh e estou fazendo tratamento de canal em um dente que ira receber o “anel” que fixa o aparelho, existe algum problema quanto a isso?

    1. Alan, fico feliz em ajudar. 🙂

      Mesmo apenas com a movimentação inicial dos dentes é esperado que a sua “mordida” mude. Se agora s seus dentes não se tocam em determinadas regiões, até o fim do tratamento se tocarão. Pode ficar tranquilo. Quanto ao dente que está em tratamento de canal, em princípio ok, dentes com canal tratado também podem ser movimentados (a não ser que o endodontista indique algum impedimento, o que é incomum).

    1. Sozinha nunca, Greicy. Porque não faz sentido usá-la sozinha, ela é uma forma de se obter ancoragem pra algumas movimentações dentárias ou de se movimentar os 2 dentes que estão fixados na barra de 1 vez só. Com aparelho fixo ou com outro tipo de dispositivo.

  134. Olá Dra,
    Minha filha usa aparelho vai fazer 2 anos, e o bracket do segundo pré-molar descolou três vezes em umas duas semanas, a dentista disse que iria colocar uma banda. Eu gostaria de saber se tem problema uma banda ao lado da outra, e se pelo fato de ter que abrir espaço para coloca-la poderá empurrar os outros dentes, e entorta-los.
    Obrigada.

  135. Oi, eu botei a borrachinha ha uns 2 dias e eu acho que ela entrou na minha gengiva, nao ta dando p ver nada, a minha gengiva ta doendo, e ta ficando inchada, é normal ela entrar ? O que devo fazer? Vai doer pra retirar?

    1. Não é normal não, Pamella. Procure seu dentista pra remover a “borrachinha”. Não deve doer pra remover, pelo contrário, vai aliviar sua dor.

  136. Mas também cada pergunta tola que algumas pessoas fazem… Uai, cada dentista cobra um preço diferente… Aff aqui na minha cidade tem gente que usa aparelho personalizado… É o fim dos dentes.

  137. Olá, Dra.
    Uso aparelho ortodôntico há 1 ano e meio, tenho 14 anos, e a minha dúvida é a seguinte: quando eu retirar o aparelho fixo e terminar de usar a contenção, após algum tempo, quando meus sisos nascerem, há o risco de meus dentes desalinharem novamente? O que eu devo fazer quando eles nascerem?

  138. Olá Doutora, tudo bem?

    Bem, faço tratamento ortodôntico há mais ou menos 1 anos e 4 meses, meus incisivos centrais superiores começaram a entortar ao formato como se em “V” (de cabeça para baixo), assemelhando ao formato de telhado…. Apesar do tempo, quase nao vi mudança nesses dois dentes, além do mais os incisivos inferiores centrais e laterais, que não eram tortos, estão totalmente desalinhados e feios em seus novos formatos…

    É assim mesmo? Ainda é cedo? Ou o tratamento não está bom?
    Desde já agradeço muito!
    Att

    1. Karoline, não posso afirmar se está certo ou errado apenas com base no seu relato, mas é comum que em certas fases do tratamento ortodôntico os dentes pareçam mais tortos do que eram no início. O importante é que o problema seja corrigido até o término do tratamento.

  139. Olá, tenho mais uma duvida que gostaria que me tirasse. Relatei que tenho um dente de leite na arcada inferior. E na radiografia que fiz apareceu o dente que era pra ter nascido, mas que só nao saiu porque tinha um outro pedaço de dente impedindo. Então meu dentista disse que preciso arrancar o dente de leite porque so duraria mais uns 3 anos e cairia. Só que ele disse que vai tentar puxar o dente que está abaixo desse e estou muito indecisa em relação a isso, porque tenho medo de que o dente não suba. E a minha duvida é se tem alguma chance desse dente não subir, e se caso nao suba, eu teria que pagar o implante ou seria meu dentista que teria que pagar já que ele está se responsabilizando pelo meu tratamento ?

    1. Cristiane, sim, há chance do dente tracionado não “subir”. O organismo humano é complexo, quem dera pudéssemos dar certeza de que o dente responderia ao tratamento. O tracionamento é uma TENTATIVA, portanto, caso não dê certo, o implante é por sua conta. O médico não pode ser responsabilizado se o organismo do paciente rejeita um coração transplantado, não é mesmo? É mais ou menos por aí.

      Caso você não queira fazer o tracionamento e manter o dente de leite, é uma opção sua. Mas, realmente, um dia ele deve cair.

  140. Olá doutora!
    Quando mais nova perdi meus primeiros molares inferiores (36 e 46);
    Meus dentes começaram a se movimentar e criar espaços, minha ATM começou a estalar e travar;
    Fui a uma ortodontista, fiz todos os raios-x que ela pediu.
    Só que agora ela quer arrancar também meus dois sisos inferiores e não estou muito confiante com essa opinião. Porque vou ficar apenas com os segundos molares.
    A senhora acha esse método que ela quer usar correto?
    Ela disse que iria ter que extrair os sisos para verticalizar os segundos molares. É necessário extrair os sisos para conseguir acertar os segundos molares?
    Aguardo o seu retorno.
    Desde já agradeço.

    1. Lele, se a ideia é verticalizar os segundos molares e fazer no futuro implantes na região dos primeiros molares, é uma opção. Há muitas formas de se fazer a mesma coisa, o protocolo de movimentação dentária – e a indicação ou não de extração – depende muito do que o dentista / ortodontista pretende e da análise das condições do paciente.

      1. Obrigada doutora pela sua resposta!
        Mas não teria como colocar o 2º molar no lugar do 1º e o 3º no lugar do 2º?

        1. Teria sim, Lele. Mas antes disso seria preciso, de qualquer forma, verticalizar os segundos molares. Só que sua dentista pretende extrair os sisos pra possibilitar essa verticalização, então talvez não haja espaço. Enfim: é questão dela avaliar essa possibilidade.

  141. Não sei basicamente se é um estalo, é tipo como se fosse uma bolhinha quando estoura. Não chega a fazer barulho, mas fico com receio de que possa ser algo mais serio. Não sinto os dentes da arcada superior moles. Tenho um dente de leite na arcada inferior, inclusive meu dentista insistiu em colocar bracket neste dente, a gengiva tá muito irritada, cobrindo quase todo o dente, sendo que tenho dois dentes embaixo deste dente de leite, que já está ate saindo por trás do dente, abaixo da lingua, e este sim sinto mole, e o que está ao lado dele também parece estar mole. Hoje fui ao meu dentista, relatei que meus dentes estavam estalando e ele falou que não era o certo estalar, que talvez isto esteja ocorrendo por causa da gengivite. Toda vez que vou fazer manutenção faço limpeza, mas não deixo limpar no incisivo central da arcada superior porque doi bastante, e sangra muito, e é justamente nesses dentes que eu sinto o tal estalo. Ele insistiu em dizer que meus dentes estão aparentemente normais, e que não há o risco de cair. Já fui em três dentistas diferentes e todos disseram que aparentemente meus dentes estão normais, só que meus dentes continuam estalando :/

    1. Se o incisivo central dói e há sangramento gengival, é possível que haja um problema periodontal, Cristiane. Seria bom um periodontista avaliar.

  142. Bom dia, peço ate desculpas pela pergunta mas esta sendo como ultima medida.
    Minha namorada usa aparelho e o ferro dela soltou e ela arrancou, so que ela está cortando a boca toda, queria saber se ela pode por outro ferro sem fazer a radiografia, se tem mt problema, so como medida rapida ate fazer a radiografia pra trocar tudo.

    1. Não precisa tirar tudo, Eduardo… o ideal é procurar o dentista dela, é claro, mas se não dá é só cortar a parte do arco que está machucando, pode ser com um alicate de unha, mesmo. Não, ela não deve “por outro ferro”, quem tem que fazer isso é o dentista / ortodontista, e não será preciso fazer nova radiografia só por causa disso.

  143. Oii, boa tarde. Gostaria que me tirasse uma dúvida. Uso aparelho ha exatamente 8 meses, sempre vou às minhas manutenções. E ultimamente reparei que meus dentes estalam a todo momento, seja quando pressiono uns sobre os outros, ou quando passo a lingua sobre o arco (tenho essa mania terrivel de ficar empurrando os dentes), ao estalar não chego a sentir dores, mas incomoda bastante, porque qualquer movimento que eu faça com a boca literalmente todos os dentes estalam, não chega a ser tão forte, mas é irritante. Então queria saber se é normal os dentes estalarem após o uso do aparelho ou não ? E se pode ser algo mais serio :/

    1. Cristiane, não é comum o relato de dentes “estalando”. Você os sente moles? Relate esse sintoma para o seu dentista pra que ele possa verificar se está tudo ok.

  144. Olá Dra., sempre acompanho o blog, e hj aproveitei para tirar algumas dúvidas, usei aparelho por 6 meses mas desisti pois não gostei da forma de atendimento da dentista e da clínica tbm, sem falar que o aparelho era estético (de policarbonato) de péssima qualidade, tanto que nem precisei retirá-lo pois caíram todos os braquetes, após um mês sem manutenção. Enfim, paguei 6 meses adiantados para nada, lá eles trabalham com contrato de 6 em 6 meses que precisam ser pagos adiantados, a Dra. acha correto essa forma de pagamento? Outra pergunta, no meu caso, somente os dentes inferiores precisam ser corrigidos pois possuem apinhamento, estou usando uma barra palatina pois tenho mordida profunda, seria possível colocar aparelho primeiramente nos dentes inferiores? É possível corrigir somente uma arcada primeiro ? (Esse ano tenho muitos eventos, queria evitar colocar e retirar o aparelho). Grata!

    1. Bruna, eu acho que o combinado é o que vale. Se vocês combinaram que o pagamento é de 6 em 6 meses, ok. Quanto ao aparelho, até é possível colocar aparelho num arco só (só embaixo, só em cima), mas conduzir e concluir o tratamento assim fica bem complicado, já que alterando só um dos arcos você já altera a “mordida” como um todo, porque não se trata só do alinhamento dos dentes, mas do encaixe dos arcos. Enfim… dentes alinhados não são, necessariamente, dentes em suas posições corretas, mesmo que a estética esteja boa.

  145. Eu gostaria de saber algo.
    Digamos que eu coloquei meu aparelho ortodôntico hoje, depois de quantos meses ou dias, talvez semanas, eu poderei colocar a parte de baixo do meu “aparelho ortodôntico”?
    Por favor, responde a minha pergunta.
    Abraços a equipe 🙂

    1. Lete, depende do que o dentista / ortodontista pretende. É possível colocar a parte de cima e de baixo até no mesmo dia.

  146. Ola doutora, tenho diastema, espaço so nos dois dentes da frente, e coloquei aparelho so q nao coloquei banda e nem separador para por a banda, senti q o aparelho esta funcionando, a doutora disse q o arco q ela esta usando em mim é mais grosso q o normal, mas gostaria de saber se vai fechar meus dentes mesmo sem banda????

    1. Bruna, vai sim. Nem todo tratamento ortodôntico usa bandas, às vezes os tubos são colados diretamente nos molares e, outras vezes, nem isso. Depende da indicação da sua dentista e do tipo de movimentação dentária que ela pretende fazer.

  147. Doutora sou eu de novo :). Gostaria que vc me tirasse mais uma dúvida, Querida… assim, eu vou ter que fazer Rasub. Minha médica explicou, mas não entendi perfeitamente, vc poderia me explicar como ela vai fazer esse tratamento?? Dói depois?? Pq eu vou tomar anestesia.

    1. Nany, me parece que “rasub” seja uma abreviação de “raspagem subgengival”. Sendo isso, sua dentista vai usar curetas (instrumentos específicos pra isso) pra remover o tártaro que está embaixo da sua gengiva. É preciso anestesiar sim, tanto por causa da gengiva quanto pela sensibilidade que pode surgir nas raízes dos dentes.

  148. Obrigada doutora, fiquei mais calma lendo isso, eles nao fizeram nada. Nao fizeram nem limpeza… e eu ja havia pagado até uma parcela antecipada, vou procurar outro dentista, nem que eu tenha que pagar um pouco mais!! Acho que essas clinicas que cobram pouco nao dá pra confiar muito nao. Nao digo todas, mas a grande maioria!! Pois quero realmente botar aparelho pra arrumar meus dentes, nao só por enfeite… vou marcar um horario com essa clinica e conversar, pois realmente perdi a confiança. E quem nao cumpriu com o trato foram eles… obrigada doutora por me responder!! Gostei muito do blog e sempre que eu tiver duvidas vou lhe procurar, bjs.

  149. Obrigada por me esclarecer doutora, mas estou com um problema e nao sei o que faço!! Ontem fui pra por o aparelho, e outra medica me atendeu e disse que nao ia dar pra colocar o aparelho, pois eu tinha que fazer a limpeza. Estava com placa… e disse que o outro medico que me atendeu botou o separador so por botar!! Achei uma falta de respeito comigo, pois o separador doi muito… e eles apenas tiraram o separador e deu, me mandaram fazer a limpeza e botar de novo o separador… então doutora, nao sei se continuo meu tratamento la. Pois eles nao sabiam nem onde estava minha ficha… Eu disse que nao queria continuar o tratamento la, mas estou com medo de sujar meu nome, pois assinei um contrato com eles… mas estou insatisfeita. Eles apenas botaram o separador sem limpeza nem nada e depois tiraram… e pronto… o que eu posso fazer, doutora?? Pois perdi a confiança.

    1. Parece que houve um erro de comunicação aí, Nany. Realmente, se é preciso a limpeza antes, não dá pra colocar os separadores… e claro: você não tem nada a ver com isso e foi quem sofreu mais com o engano. É um direito seu procurar outro profissional se você for se sentir mais segura. Quanto ao “contrato”, se você não gerou nenhum custo até o momento, não vejo razão pra você ter problemas. É uma questão de conversar.

  150. Oi doutora, gostaria de saber se é possivel instalar o aparelho e só depois fazer uma limpeza?? Hoje meu dentista quer botar meu aparelho, mas so vai realizar a limpeza dia 17/04. Isso pode??

    1. É possível sim, Nany. Até porque provavelmente serão necessárias outras “limpezas” no decorrer do tratamento ortodôntico.

  151. Oi Dra. bom dia, gostaria de esclarecer uma duvida. Assim, fui ao dentista fazer a primeira avaliação e ela disse que eu preciso fazer só uma limpeza. E mandou eu fazer a pasta!! Gostaria de saber, se fosse preciso extrair algum dente ela já teria falado na avaliação clinica??? Ou só depois que os exames ficarem prontos?? Desde ja agradeço, e sucesso na carreira. bjs

  152. Olá, bem sei que este post é antigo mas coloquei aparelho há uma semana e gostava de poder esclarecer umas dúvidas, pois ainda vai demorar umas 3 semanas até a próxima consulta:

    1. Quando a médica instalou o aparelho tinha 2 brackets (um em cima e outro em baixo) que tocavam um no outro, e então ela colocou uma massa nos molares em baixo que chamou de “elevador de mordida” (acho que era este o nome) de forma a que os brackets não se tocassem. A questão é que fiquei com a boca “maior” e mais levantada, e por não tocar os dentes uns nos outros é muito estranho. É normal que assim seja? Irei usar estes “elevadores” durante todo o tratamento, ou é apenas temporário?

    2. A cola de um dos brackets está manchada, amarelada/alaranjada e por mais que eu escove bem essa mancha não sai. Tenho tido bastante cuidado com a higiene oral e com a comida, é normal que a cola fique assim manchada? É algo que a médica possa remover? Tenho receio de ficar com a mancha no dente depois…

    3. Um dos meus dentes da frente está ligeiramente partido, a minha pergunta é, será que a dentista pode restaurar o dente mesmo usando aparelho?

    Muito obrigada desde já e parabéns pelo blog!

    1. Raquel, vamos lá!

      1. o levante ou “elevador de mordida” é usado em casos de mordida profunda, quando a colagem de 1 ou mais bráquetes inferiores fica impedida porque os dentes de cima “cobrem” os de baixo. A ideia é manter a mordida aberta (os dentes sem se encostarem), é assim mesmo. É temporário, assim que a mordida profunda for corrigida, o levante será removido.

      2. Se houver algum resíduo da resina usada pra colar os bráquetes, essa “sobra” pode manchar devido a alimentação e outros hábitos do paciente. Nesse caso, sua dentista pode remover a resina excedente, retirando a mancha.

      3. Sim, é possível restaurar o dente mesmo com o bráquete colado. E se for preciso remover o bráquete, ele pode ser recolado em seguida. O uso de aparelho não impede a restauração.

  153. Olá Doutora, uso aparelho ha 3 meses e fui informada pela dentista que implantou o mesmo, que o meu caso é estética. Gostaria de saber, se posso retirar o aparelho para casar, será uns 7 meses de uso do aparelho. Obrigada!

    1. É mais bom senso mesmo, Raphael. Na região dos pontos você pode usar um cotonete úmido pra limpar superficialmente, já nos outros dentes a escovação é normal.

  154. Bom dia Dra,

    Eu extrai o siso hoje e tenho uma dúvida sobre a higienização, eu escovo os dentes bem de leve e não perto dos pontos, uso antisséptico bucal e a dúvida é: será que eu posso incluir o uso de álcool 70 somente no local dos pontos para desinfectar?

    Obrigado

    1. Não há necessidade, Raphael. O álcool não é adequado para uso intrabucal, pois agride tecidos moles (gengiva, mucosas, etc.).

  155. Oi, Bom Dia, coloquei o aparelho faz uns 3 dias e minha língua agora quer ficar descansando como se estivesse empurrando os dentes por dentro, é normal??? Isso passa depois de um tempo ou tenho que procurar o dentista???
    att, Aline

    1. Aline, deve ser uma interposição lingual passageira, até pela estranheza dos primeiros dias usando aparelho. Você deve interromper esse hábito sem muito problema, de forma espontânea.

  156. Oi Ana! Já usei aparelho uma vez e tive que recolocá-lo porque um de meus dentes (incisivo lateral) estava entortando. Coloquei o aparelho na sexta, e não foi colocado banda. No domingo meu último braquete descolou, já liguei no dentista e me disseram que eu deveria esperar a próxima manutenção que será daqui a duas semanas. Agora estou preocupada, meu tratamento desse mês ficará todo prejudicado?

    1. Não se preocupe, Andressa. Se o arco não estiver machucando você, tudo bem, dá pra aguardar até a próxima consulta. Até porque o dente mais torto é o incisivo lateral, e o bráquete dele está ok.

  157. Então doutora, eu NUNCA usei aparelho ortopédico, nunca tive problemas nesse sentido! E quanto a extrações, eu perdi um dente sim, o último molar da arcada inferior, mas isso poderia comprometer o meu tratamento por tantos anos? Sendo que os meus dentes da arcada inferior já eram alinhados? Realmente não entendo… Eu acho mesmo é que eu fui vítima de maus profissionais, não é possível.

    Eu já encontrei um especialista em estética e vou pedir para que ele me faça uma avaliação! =)

    Outra coisa: eu posso fazer essas modificações estéticas (faceta) e usar a contenção? Elas prejudicariam esse aparelho removível?

    Agradeço a atenção e obrigada!

    1. É que às vezes se tenta resolver o problema atuando só em dentes e o ideal seria, prévia ou concomitantemente, usar um aparelho ortopédico. Quando há um problema ortopédico (e não sei se há no seu caso, estou só teorizando) o uso apenas do aparelho ortodôntico pode até piorar o problema. Não, a perda de 1 molar não comprometeria seu tratamento por tanto tempo. Se você fizer facetas e já tivesse a contenção pronta teria, obrigatoriamente, que trocar o aparelho removível, porque o seu não entraria mais. Mas se for fazer o aparelho depois das facetas prontas, sem problema.

  158. Então doutora, o meu caso é o seguinte:

    Eu uso aparelho ortodôntico ha mais ou menos 7 ANOS e durante todo esse tempo, devo ter faltado apenas 5 ou 6 vezes a manutenção, por falta de tempo, correria da faculdade, essas coisas. O meu problema não era dos mais graves: sofria de diastema frontal e um dente torto na arcada inferior. Achei que pelo fato de a minha mordida ser correta e tal, esses problemas logo seriam solucionados.. MAS A VERDADE É QUE EU NÃO AGUENTO MAIS ESSE APARELHO E MUITO MENOS O GASTO QUE ELE ME CONSOME. Já vi todos os meus amigos da mesma época terem retirado os seus aparelhos e eu continuo aqui firme e forte! Troquei de dentista 3 vezes (por mudança de cidade) e é como se nenhum deles conseguisse completar o tratamento. O espaço da frente já foi preenchido e agora só faltam os dois pré molares esquerdo e direito virem pra frente. Mas se eu levei esse tempo todo pra conseguir essa façanha (juntar os da frente) estou calculando que só terei completado de fato esse tratamento depois da minha aposentadoria!!! Detalhe que todos esses dentistas são particulares já que não gosto desses planos populares. Diante desse meu dilema, andei pesquisando na net acerca de tratamentos alternativos a fim de preencher o pequeno espaço entre o pré molar e o canino com faceta, porque se é pra eu ter que gastar mais 2 ou 3 anos de manutenção; que eu gaste agora com as facetas!

    Vou sair (mais uma vez) do meu atual dentista e já estou procurando algum outro que tenha especialização em ortondontia e estética pra ele me dar uma opinião. Estou me sentindo lesada, sabe? Porque não é apenas questão de falta de paciência ou de gasto de dinheiro; é de lógica mesmo! Mais de 7 anos e eu não consigo corrigir um simples problema?

    Como estou nessa pesquisa, gostaria de uma opinião: e ai? Me sujeito a mais alguns anos de tratamento ou recorro a odontologia estética?

    Agradeço e aguardo resposta.

    1. Mariana, se 3 dentistas ainda não conseguiram finalizar seu tratamento, fico aqui imaginando que o problema não deve ser “simples”. Você fez extrações dentárias? Usou algum aparelho ortopédico (pra mexer com a parte óssea também, como um disjuntor palatino, por exemplo)? Se os espaços que você tem forem pequenos, dá pra resolver com restaurações estéticas, sim. É difícil justificar tantos anos de tratamento ortodôntico, tem algum fator aí que nós não estamos percebendo… enfim: faça uma avaliação com um especialista em estética, é uma boa ideia. Assim você já tem noção das possibilidades nesse sentido.

    1. Não, Juliano. As pastas mais agressivas para o esmalte dentário são aquelas mais abrasivas (de consistência “arenosa”), pois elas desgastam a superfície do esmalte. As cremes dentais que prometem clareamento, por exemplo, são bem abrasivas, pois elas na verdade não clareiam nada, apenas removem manchas superficiais por abrasão. Mas espuma nunca é demais. 😉

  159. Bom dia, doutora!
    Tirei o meu aparelho fixo nesta segunda (02/12), mas as minhas contenções só vão ficar prontas na próxima segunda. Reparei que um dente meu deu uma pequena separada, de leve. Sera que quando colocar a contenção superior ele volta ao normal? Ainda não coloquei a contenção inferior também.

    1. Adriano, se a contenção entrar direitinho (vai ficar “apertada” depois de 1 semana de espera, provavelmente), o dente deve voltar à sua posição, sim. O ideal MESMO é só remover o aparelho com as contenções prontas e instaladas.

  160. Existe número máximo de escovações dentais por dia? Por exemplo, se eu escovar os dentes 6 vezes ao dia, estarei causando algum dano a eles?

    1. Não Fernanda, você pode escovar seus dentes quantas vezes quiser, desde que com a a escova (macia), força e técnica adequadas. Não há um número máximo.

  161. É possível que mesmo usando o aparelho móvel da forma indicada pelo ortodontista, após o tratamento com aparelho fixo, eu venha a ter recidivas? Se sim, quão comum é essa ocorrência?

    1. É bastante improvável, Regina. Nesse caso, a contenção teria que estar frouxa ou descolada (no caso das contenções fixas). Depois que se deixa de usar as contenções, geralmente 1 ou 2 anos depois da remoção do aparelho fixo, pode haver uma pequena recidiva, sim, porque os dentes tendem a se “reacomodar”. Mas usando as contenções pelo tempo determinado pelo ortodontista, esse recidiva costuma ser bem menor, pois a oclusão ganha mais estabilidade.

  162. Boa noite doutora, seu blog é muito informativo. Ando com dúvidas com relação ao meu ortodontista e gostaria de esclarecê-las.
    Uso aparelho fixo e tenho uma facilidade gigantesca em acumular tártaro em dois dentes da frente, por mais que eu higienize-os com muita responsabilidade. Acontece que ele nunca fez uma limpeza (10º mês de tratamento já), e quando o solicitei, ele me mandou procurar outro dentista pra fazer isso (WTF?). Acabei indo, há cerca de 5 meses, e fiz uma limpeza completa. Nunca falto em manutenção, escovo os dentes muito bem e ontem notei umas marcas da cor marrom em dois dentes do canto (que nunca tiveram tártaro nem nada). É possível que eu esteja com cárie?? Se sim, o ortodontista não teria visto elas sendo formadas em algumas das manutenções em que vou mensalmente? Teria como criar cárie sendo que fiz limpeza há 5 meses? Obrigado desde já 😉

    1. Felipe, geralmente o ortodontista se ocupa só do que diz respeito ao aparelho mesmo, quando há necessidade de algum procedimento clínico (limpeza, canal, restauração), o paciente é encaminhado pra um dentista clínico geral ou especialista no tratamento que o paciente precisa. Isso é BEM comum. Ainda, nas consultas mensais o ortodontista não costuma realizar avaliações clínicas, pois não é o objetivo da consulta, mas se você percebeu alguma alteração pode (e deve) chamar a atenção dele pra isso, assim ele vai verificar. E mesmo sem nenhum sinal ou sintoma aparente, peça pra ele avaliar de vez em quando… se ele encontrar alguma alteração, vai encaminhar você para o tratamento adequado (se necessário).

      1. Obrigado pela resposta… mas no seu ponto de vista, é possível ter criado cárie mesmo eu tendo feito limpeza completa há menos de 6 meses?

        1. Sem dúvida, Felipe! 6 meses é tempo mais do que suficiente pra que uma cárie apareça. Nem é tão importante o tempo que faz da última limpeza no dentista, o que conta mais é a higienização diária, mesmo, a que o paciente realiza.

  163. Drª Boa noite, estou muito preocupada, tenho 29 anos e até hj tenho um dente de leite que ainda não caiu, porem minha mordida do lado esquerdo é toda pra dentro, torta, isto devido ao canino que não desceu, ficou incluso na parte inferior, bem dentro da gengiva, ou maxilar, não sei direito. Porem hoje, Drª, coloquei o aparelho fixo por volta das 14 hrs e além do dente que está ao lado do de leite parecer apertado, me incomodando, fui escovar os dentes e reparei que ele está bambo, estou assustada pq em menos de 8 hras como um único dente pode amolecer… achei tbm uma coisa estranha e não sei se é normal… a dentista não colocou a borrachinha no dente de leite… ele meio que pulou, isto é certo? Outra coisa, será que com o uso do aparelho ou não eu iria perder meu dente de leite? As vezes tinha a sensação que a cada dia que passa ele parece que está diminuído, como se estivesse encolhendo… e tbm queria saber se com o uso do aparelho este canino vai descer, o que vou ter que fazer para colocar ele no lugar… tenho medo de ficar sem o de leite e ainda ele não descer e ficar banguela… por favor me ajuda… pq o meu dente permanente que está ao lado deste de leite está bambo… só ele, sendo que antes não estava. Estou super ansiosa para amanhecer o dia e ligar para a dentista. Mais gostaria tbm de uma informação de um outro profissional para me esclarecer…
    Desde já agradeço muito a atenção.
    Obrigada.

    1. Erika, essa sensação de dentes moles e comum durante o tratamento ortodôntico, mesmo assim no comecinho… isso porque seus dentes já começaram a se movimentar. O dente de leite não entra no tratamento mesmo, porque a ideia é que ele seja removido em algum momento (e ele nem “aguentaria” a movimentação). Se o canino “descer” ele ocupará normalmente sua posição, se isso não acontecer, o de leite será extraído e substituído por implante ou prótese fixa. Não se preocupe, você não vai ficar banguela… seu dentista vai orientar você e, dependendo de como seu tratamento prosseguir, sugerir alternativas pra resolver o seu problema.

  164. Dra. Ana, gostaria de esclarecer uma dúvida. Estava almoçando hoje e a última peça do aparelho (tubo) se descolou do dente. Liguei para o consultório da minha dentista e ela disse que na próxima manutenção (daqui 3 semanas) ela colaria ele de volta. Meu tratamento ficará muito prejudicado sem a peça durante essas 3 semanas?

    1. Guilherme, não, pode ficar tranquilo. Se não estiver machucando você, não tem problema. O aparelho continuará funcionando normalmente nos demais dentes.

  165. Só queria saber quanto tempo demora para o documento do aparelho fixo ficar pronto e se quando eles ligarem no mesmo dia eu vou ser colocado o aparelho.

    1. Raphael, depende da clínica onde você fez os exames, mas geralmente é algo entre 1 e 2 semanas. Quando ligarem pra você, vocês vão marcar um horário pra instalação do aparelho… se tiver para o mesmo dia, dá pra fazer.

  166. Olha eu aqui de novo (: Pra que serve aqueles loops (omega) no fio?? E em quais casos usa-se o amarrilho em vez das borrachinhas? Qual exerce força maior, o amarilho ou o elastic?

    1. Erika, qualquer dobra no arco geralmente serve para “dar torque”, exercer uma força em uma direção específica. Ou seja, a razão MESMO depende da movimentação que o seu dentista pretende. O amarrilho pode ser usado quando se quer manter um grupo os dentes em determinada posição. Em certas situações, pode se usar OU amarrilho OU alastics (borrachinhas), vai muito da intenção do dentista. Não dá pra dizer que o o amarrilho exerça mais força que o alastic (ou o contrário), pois a força é determinada pelo dentista. Se a ideia for “puxar” um ou mais dentes, provavelmente serão usados elásticos, se for manter um ou mais dentes na posição que estão, serão usados amarrilhos. Varia.

  167. Olá Ana, em dezembro vou tirar o aparelho fixo e colocar a contenção, gostaria de saber se o dentista pode corar para colocar essa contenção?

  168. Eu pus aparelho há uns 5 ou 6 meses atrás, mas ñ confio mt na minha dentista, ela fica enrolando mt pra fazer o processo td, mas uma amiga disse q no dentista dela troca o ferrinho e a borracha, já no meu eles só trocam a borracha, qual é o certo? Obrigado.

    1. Cada caso é um caso, Jennifer. O seu tratamento e o da sua amiga são diferentes, não há como afirmar “qual é o certo”. Não tem comparação.

  169. Queria saber se terei que usar aquele ferro atraa dos dentes para sempre após retirar o aparelho, pois esta chegando a hora de tirar meu aparelho e um amigo me falou que terei que usar aquele ferro pro resto da vida, desde já agradeço.

    1. Paulo, creio que você fala da contenção fixa, que geralmente é usada nos dentes de baixo. Quanto mais você usar, melhor. “Pra sempre” é improvável, porque m dia ela acaba descolando. Se você já passou dos 25 anos, se ela soltar, pode até considerar não recolocá-la. Se você for mais novo, há maior chance de apinhamento desses dentes, então seria bom recolocar. Enfim, se acontecer, o ideal é procurar seu dentista / ortodontista pra avaliar a necessidade de instalar a contenção novamente.

  170. Boa noite Dra. Ana! Tudo bem?
    Me chamo Martha e faço uso de aparelho há cerca de 2 anos.
    Logo no primeiro ano, fazia manutenção até duas vezes no mês, porém, de um tempo pra cá, não tenho mais tempo e confesso que fiquei um pouco desleixada com meu aparelho. Porém, meus dentes estão aparentemente normais. Enfim, vou tentar chegar na pergunta resumindo um pouco mais minha situação. Moro em Macapá e vou me casar e acabar morando em outro estado agora a partir do dia 02 de outubro. Então, vou providenciar iniciar o tratamento em outra clínica. Por enquanto, queria saber se posso usar aquela corrente elástica por conta própria APENAS por 1 mês e sendo assim já darei entrada em outra clínica. Claro que já sei que não é correto e etc e tal. Mas quero muito, e o problema dos meus dentes é só uma pequena brecha na frente (que não existe mais) e a tal mordida. Já usei a corrente elástica e adorei, parece loucura, mas gosto daquele repuxãozinho básico. Rsrsrs Bom, depois de digitar um texto (rsrs), essa é a minha pergunta. Se eu usar a corrente elástica apenas por um tempinho, vou correr o risco de perder um dente? Pode acontecer uma situação tão radical assim? E a troca será feita apenas essa vez. Como já falei anteriormente, daqui 1 mês e meio voltarei pra clínica e continuarei com as manutenções. OBS: Estou com a manutenção do aparelho em dia.

    Desde já agradeço por sua atenção e sei que não é o correto fazer o uso da corrente elástica por conta própria, mas espero que não estrague tanto com o meu tratamento.

    Boa noite! 🙂

    1. Martha, a questão é: você precisa (do ponto de vista do tratamento) utilizar a corrente elástica nesse momento? O que o seu dentista pensa disso? Se ele mesmo não instalou a corrente na última consulta, é porque não precisa. E se não precisa, não aconselho que você o faça. Sim, aplicar forças desnecessárias aos dentes pode, além de atrapalhar e atrasar o tratamento, colocar em risco os seus dentes. Eu não arriscaria… 1 mês e meio é MUITO tempo em se tratando da aplicação de forças em um dente.

  171. Boa tarde, Ana Tokus.
    Coloquei aparelho ontem, e ate agora não senti nenhuma dor, isso e normal? Ou pode ser que não foi apertado o suficiente? Desde já obrigada.

    1. É sim, Bruna. Cada pessoa sente de um jeito diferente. Uns “sofrem” bastante, e outros não sentem nada. Que bom que o seu caso é o segundo. 🙂

  172. Oi,

    Eu tenho mordida profunda e vou colocar aparelho. Meus dentes não são tortos, se não fosse a mordida que está desgastando os dentes eu nem iria precisar. Eu queria saber qual é a média de tempo para mudar a mordida, pois minha irmã usou aparelho, por ter mordida cruzada, por sete anos e achamos que o dentista enrolou por muito tempo. Como posso saber se o tratamento chegou ao fim? E a média de tratamento para a mordida profunda?

    1. Danielle, isso varia BASTANTE de pessoa pra pessoa. Mas a maioria dos tratamentos ortodônticos leva cerca de 2 anos. Pra saber se o tratamento está finalizado, só com a avaliação do seu dentista.

  173. Olá doutora, acabei de colocar aparelho fixo na parte superior para correção ortodôntica classe III, porém o meu dentista colocou duas elevações de resina nos meus terceiros molares inferiores, de modo a impedir que eu una os dentes de cima com os de baixo. Devido ao fato exposto, eu não consigo mastigar, é como não ter dente, estou mastigando com a língua e engolindo os alimentos não muito triturados. Gostaria de saber se este procedimento procede, e caso sim, quanto tempo vou ficar sem poder fechar minha boca direito, além de poder mastigar direito?

    1. Junio, esse tipo de dispositivo se chama “levante”, e ele foi instalado porque provavelmente você tem mordida profunda. Nesse caso, o levante será necessário até a correção do problema, o que pode levar alguns meses…

  174. Oi Ana.

    Eu estou em tratamento desde março e desde o começo já coloquei o fio 14. Só agora em julho troquei para o fio 16, será que daqui a pra frente os dentes se movimentarão mais rápido? Quantos fios são no total? Todos os tratamentos usam todos os tipos de fios (redondos, quadrados e retângulos)?

    Bom, tenho um dúvida na questão da altura do braquete. Notei há um tempo, que um dos meus caninos superiores estava com o braquete mais acima. Fui na horário da urgência da minha clínica e outro dentista (que não era a minha habitual) estava dando plantão. Ele mediu a distancia e falou q realmente estavam diferentes. Acho que um estava 4,5 e outro 5. E que era pra eu comentar isso com a minha dentista pra ela ver o que poderia ser feito, mas que não pra comentar que tinha ido na urgência. Na minha consulta de rotina comentei com ela sobre os braquetes e ela falou que era normal e ela tinha feito isso pq um dente é maior que o outro. Agora quando passo a lingua nos dentes, sinto o meu canino mais pretuberante que o outro. E também notei que os meus incisivos centrais não estão alinhados como antes. É normal?

    1. Raissa, cada ortodontista trabalha de forma diferente… e às vezes os calibres dos arcos se repetem porque o dentista julga que ainda é necessário manter o arco pra aproveitar toda a movimentação que ele pode “render”. Tem ortodontistas que usam só aço, outros que usam nitinol e aço… depende. Geralmente os arcos vão do .12 ao .18 (mas tem mais finos e mais grossos, depende do caso), e se usa pelo menos os redondos e os retangulares (estes, bem lá no finalzinho do tratamento).

      Quanto à altura do bráquete, há um local certo pra ele ser colado. Mas sim, ele pode ser colado mais pra cima ou mais pra baixo caso o dentista queira mexer na “altura” do dente, em si. O desalinhamento de alguns dentes que antes pareciam retos também é comum durante o tratamento, mas isso é passageiro e, ao fim, será corrigido.

  175. Coloquei a contenção antes de ontem (a comum, não pude colocar a transparente ): ) e até agora não consigo falar normalmente. Já melhorou bastante de ontem pra hoje, mas mesmo assim não chega nem perto do ideal.
    Quanto tempo mais ou menos as pessoas levam para se acostumar? São todas que se acostumam, ou algumas falam estranho durante todo o tempo em que usam?
    Outra coisa, tem algum problema caso eu não use a contenção 24 horas? É que como eu não consigo falar direito, tiro sempre que tenho que conversar. E em alguns dias eu vou começar a trabalhar, ou seja, terei que tirar caso ainda não esteja falando 100%.

    1. Valentine, geralmente os pacientes se acostumam muito rápido à contenção, não é uma queixa comum que ela atrapalhe a fala de forma importante. E sim, principalmente logo após a remoção do aparelho fixo, é importante que você use a contenção o tempo todo, sob pena dos seus dentes entortarem de volta (mesmo que pouco).

  176. Olá Ana,

    Uso aparelho ha mais de 05 anos e agora comecei a sentir dores na mandibula e em alguns dentes quase que diariamente. Tomo relaxante muscular, alivia mas volta. Marquei uma consulta para próxima quarta com uma orto, só que estou preocupada, a dor vem do nada e as vezes chega a doer o meu ouvido. O que pode ser?

    Abraços

  177. Comecei a usar aparelho fixo, ai apareceu uma carie em um dos meus dentes, posso obturar sem problemas com o aparelho ?

  178. Eu uso aparelho há 8 anos e no momento me recupero de uma cirurgia ortognatica (tenho 2 meses e meio de pós). Faltam alguns ajustes antes de tirar o aparelho, mas infelizmente não os poderei fazer e vou tirar mesmo sem ter finalizado o processo (meus dentes já estão ótimos esteticamente e são bem poucos os problemas que faltam. E caso no futuro eu tenha algum problema, eu coloco aparelho de novo). Na clinica onde eu fiz todo o meu tratamento eles não trabalham com a contenção invisível, então eu estava pensando em me consultar em um outro dentista e fazer a contenção por lá. Mas primeiro eu gostaria de saber sua opinião. Qualquer um pode usar a contenção invisível ou não é recomendável em alguns casos? Caso eu faça as duas contenções, eu posso usar as duas simultaneamente? Tem chance de os dentes começarem a sair do lugar caso eu use a contenção invisível?

    1. Valentine, embora compreenda que você deva ter suas razões, é complicado passar por uma cirurgia ortognática, que é um tratamento tão invasivo e, na fase de “ajustes”, não os realizar. Você se submeteu ao mais complicado e vai deixar de realizar o mais simples…

      Enfim: em princípio, qualquer um pode usar a “contenção invisível” e ela costuma ser tão eficiente quanto a convencional. Sim, é possível usar em cima e embaixo, embora, embaixo, geralmente se use contenção fixa.

      1. O que eu digo com “usar simultaneamente” não é em cima ou embaixo. É porque minha mãe está sem graça de falar que não quer fazer a contenção na clinica que eu frequento (que é onde eles não trabalham com a invisível) e como o preço lá não está nada absurdo, eu gostaria de saber se poderia usar duas contenções em cima ao mesmo tempo. A invisível durante o dia e a do ferrinho durante a noite. Assim as duas chegariam até a durar mais!

        1. Não aconselho, Valentine. Por mais que as contenções sejam parecidas, sempre há uma pequena diferença, e essa alternância entre uma e outra contenção pode causar movimentações indesejadas. Caso você opte por fazer a contenção convencional e a “invisível”, use apenas 1 delas.

  179. Boa noite, gostaria de saber se após o clareamento o dentista usa algum tipo de dessensibilizante ou neutralizante ?? É obrigatorio ??

    1. Nem sempre Bia, depende de cada caso. Alguns pacientes têm mais sensibilidade, aí pode se aplicar dessensibilizantes, sugerir bochecho com flúor ou até usar alguns géis clareadores que já têm componentes para esse fim.

  180. Boa noite, se quando a gente tira o aparelho fixo percebe que um dente ficou meio tortinho pra fora, devido à ultima manutenção o fio ter quebrado, sera que pode consertar com o aparelho movel ?? Ou precisa por de novo? Ai meu Deusss… #todesesperada

    1. Ana, em princípio, seria preciso colocar o aparelho fixo de volta. O aparelho removível serve de contenção, ou seja, pra manter os dentes na mesma posição, e não para movimentá-los. Mas cada caso é um caso, seria bom o seu dentista reavaliar pra propor alguma solução.

      1. Uiiiiiiiiiii… que deseperooooo… voltar só por causa de uma dentinho, ai meu Deusss… seráá… e será que nao tem outro jeito? Ainda não conversei com ela, só sabado, mas já to nervosissimaaa.

  181. Olá, uso aparelho ortodôntico na parte superior há 7 meses, cheguei a colocar o separador mas até não coloquei as bandas pois minha dentista disse que não é necessário, coloquei aparelho na parte inferior há 2 meses, meus dentes de baixo já eram bem juntinhos agora eles estão se separando cada vez mais, isso é normal? Meus destes superiores tampam os inferiores na mordida, então a minha dentista colocou resina atrás dos meus dois dentes superiores da frente para q não quebre os braquetes inferiores, poderia me explicar isso por favor ? E outra dúvida minha também é que eu ainda estou no fio 14 até hoje, e é bem raro minha dentista troca-lo ou aperta-lo, ela somente troca as borrachinhas. É normal ser trocado somente as borrachinhas nas manutenções? Após as manutenções eu nunca sinto dor e nem pressão alguma nos dentes.
    Desde já, agradeço.

    1. Paula, durante o tratamento ortodôntico é comum que os dentes, em certa fase, pareçam “entortar mais” em vez de alinhar. Cada etapa do tratamento tem movimentações específicas, e cada problema se resolve de uma vez. O que importa é o resultado final. Como você tem mordida profunda, sua dentista teve que colocar um dispositivo chamado “levante”, que serve justamente para o que você descreveu: criar espaço e possibilitar a instalação do aparelho de baixo. Assim que os dentes de baixo forem se corrigindo (e a mordida “abrindo”), é possível remover o levante. Quanto ao calibre do fio, da mesma forma, depende da fase do tratamento e do material do arco, também. Não adianta colocar um arco mais grosso se o mais fino ainda está cumprindo o seu papel.

  182. EU TENHO O APARELHO DE ENFEITE EM CIMA E EM BAIXO MAS TODOS OS MESES TO TROCANDO AS BORRACHINHAS E TIRANDO A CARIE !

  183. Olá doutora. Acho incrível as pessoas que usam aparelho ortodôntico de enfeite, é um tratamento chato, dói, e dá um trabalho danado cuidar dos dentes com aparelho. Não entendo. Eu uso aparelho há mais de ano, prestes a fazer dois… E agora só estou a corrigir a mordida, confesso que ando bastante relaxada, pois as borrachinhas cruzadas, causam imensa dor. Há uns três meses eu usava um arco que atravessava o céu da boca… E a ponta de cada arco presa num “breguete” é fechada no dente, e eu sinto um incômodo, será que pode ser cárie, algo assim?!

    1. Não é, Paloma? Vá entender… 🙂

      O seu desconforto provavelmente é resultado da própria movimentação ortodôntica, não deve ser cárie. Mas sugiro que, na próxima consulta, você alerte seu dentista para o fato, assim ele pode avaliar clinicamente.

  184. Assim, *-* para mim que mordo cruzado deve ser por isso, para pessoas que mordem cruzado tende a ficar com o aparelho por quanto tempo?

    1. Diane, cada caso é um caso. É preciso avaliar você clinicamente pra sugerir um tempo de tratamento. Procure um dentista / ortodontista pra avaliar.

    1. Diane, isso não é regra. A maioria das pessoas até reclama mais de incômodo na parte de cima. Ou seja, depende da pessoa e dos problemas de mordida / alinhamento que ela tem.

  185. Boa dia, Dra.!
    Coloquei o aparelho em novembro de 2012 porque os meus dentes eram muito para frente. Tanto os superiores quanto os inferiores eram pra frente, porém eram super alinhados, quando eu sorria não dava pra notar, mas quando séria, dava pra ver que meu perfil era estranho. Fui a uma ortodontista com boas referências. Ela solicitou que eu fizesse o kit ortodôntico com panorâmica e estudou o meu caso, disse que eu tinha que extrair os 4 pré-molares porque não havia espaço pra movimentação, ela tinha calculado e eu precisava extrair. Concordei porque realmente não tinha espaço, meus dentes eram praticamente colados uns nos outros. Após a extração, o espaço dos dentes inferiores demorou um ano e três meses pra fechar, ela tirou o aparelho inferior e pôs a contenção no mesmo dia. Disse que precisava tirar pra que o espaço da arcada superior fechasse. Na última manutenção, ela disse que achava que o superior talvez não feche completamente e que ela vai precisar fazer uma restauração com resina. Ela disse: “Lembra que eu tinha dito que seu dente era pequeno?” Só que ela nunca tinha dito isso.
    Fiquei chateada porque ela já tinha percebido isso e não me disse pra eu me programar financeiramente. A atendente me disse que se eu quiser fazer clareamento, tenho que fazer antes da restauração por causa da diferença de coloração entre a resina e o dente. Serão dois gastos. Pra finalizar, percebi que mesmo com a contenção, meu incisivo central direito moveu pra frente. Fui lá e a atendente disse que a cola estava solta e colou de novo. Sei que não tem espaço pra colar o aparelho de novo, mas quero que ela ajeite meu dente. Bati fotos quando tirei o aparelho, tava diferente. Depois de todo esse tempo de tratamento quero que meu dente fique alinhado. Será que tem jeito, o que faço? Tenho certeza de que ela vai dizer que é besteira, mas quero alinhar.

    1. Talita, complicado isso. O paciente sempre cria uma expectativa, o que é totalmente compreensível. O problema é o fator biológico, ou seja, nossos organismos nem sempre seguem à risca o que a gente planeja. A questão do clareamento é assim mesmo, tem-se que fazer antes da restauração. Se você quiser realinhar o dente que entortou, só com aparelho, mesmo. E dá pra colocar de volta sim, só que pode ser que seja preciso colocar um dispositivo chamado “levante”, que mantém a sua mordida aberta provisoriamente. É questão de conversar com a sua dentista.

  186. Olá!
    Coloquei aparelho há 1 semana, tenho um implante e 2 próteses fixas. Os braquetes não estão colando nas porcelanas, minha dentista tentou colar 2 vezes e não segurou mais que 2 dias. Ela está pensando em colocar “bandas” metálicas para segurar, porém a aparência não ficará das melhores. Gostaria de saber se existe um outro método de colagem dos braquetes em porcelanas… Tentei pesquisar sobre o assunto, mas não encontrei nada aqui na net.
    Obrigada
    Renata

  187. Olá, eu fui ao dentista na semana passada para começar um tratamento para acertar um dente q é quebrado na frente, eu perguntei se por algum motivo eu iria precisar usar aparelho e ela falou que sim, pois meus dentes sao muito juntos. A minha pergunta é a seguinte, é necessário (e existe isso) de colocar aparelho para separar os dentes ?

    1. Tatiana, os dentes têm que ficar juntos mesmo! Eu imagino que o que a sua dentista quis dizer foi que você deve ter dentes apinhados (encavalados, portanto, “muito juntos”), e usar aparelho pode alinhá-los.

  188. Dra. Ana, boa tarde…
    O meu caso é o seguinte: tenho espaços demais entre os dentes. A Dra. quando vez a avaliação após avaliar a documentação e raio x deixou claro que seria um tratamento delicado porque o osso é mto fino e poderia causar lesões irreversíveis, como já tenho 25 anos ela informou que o tratamento seria lento, em torno de 3 anos, até aí ok! Gostei da seriedade dela e comecei o tratamento, porém, estou achando que as manutenções nao estao recebendo a devida atenção: ex – ela nao me explica os procedimentos que está realizando, como ela está movendo meus dentes, ela não tem trocado o arco todos os meses e as borrachinhas não estão torcidas, só estão colocadas envolta dos brackts, isso é normal? Quando ela tira o arco ela nem passa uma água nos brackts é natural de acumule restos de comida, achei o serviço meio desleixado. O procedimento que ela faz mensal é apenas de trocar as borrachinhas e só envolta, não leva 15 min. E normal isso??
    Aguardo sua ajuda a esclarecer minhas dúvidas, agradeço desde já a disposição. Bjs

    1. Charlene, não sei que tipo de arco sua dentista está usando, mas um material chamado nitinol, por exemplo, não precisa, necessariamente, ser trocado a cada manutenção (a não ser que seja hora de colocar um arco mais grosso, o que nem sempre é o caso). Mas realmente, dava pra dar uma “limpadinha”, né? ;)!Uma boa ideia é levar a escova de dentes e escová-los / usar o fio dental antes de recolocar o arco, é uma oportunidade ótima pra fazer uma bela higiene (considerando a dificuldade que o aparelho traz nesse aspecto). Quanto às borrachinhas, é muito comum que elas sejam individuais e apenas em volta dos bráquetes, as do tipo “torcidas” ou “unidas” (corrente) são pra uso apenas em fases específicas do tratamento.

  189. Dra. muito bom seu blog. Esclarecedor mesmo…. uso aparelho estético (porcelana) há 1 ano e 6 meses. Devido à banda, sinto mau cheiro mesmo escovando e passando fio dental. O q fiz? Comprei aquelas mini escovinhas interdentais e resolvi passar entre os dentes da banda. Na hora não doeu, mas sangrou bastante. Hoje, 2 dias após o uso, a gengiva está inchada e com um odor desagradável. Suspendi o uso da tal escovinha desde então. Fico incomodada com o cheiro e gosto ruins. Mas minha maior preocupação é em relação a ser este um foco para bactérias. Tenho um pequeno problema cardíaco (PVM), tenho medo da endocardite. Procuro minha orto ou aguardo mais uns dias pra ver se a gengiva melhora? Obrigada pela ajuda… espero sua resposta +)=)

    1. Williane, eu acho que você deve procurar sua orto, sim. É provável que a banda esteja mal adaptada e juntando resíduos, o que explica a gengivite. A sua ideia de usar a escova interdental foi ótima, mas se o local que está retendo restos alimentares / placa não for eliminado, o problema vai persistir.

  190. Olá Dra., coloquei aparelho pela segunda vez e como não quis arrancar alguns dentes minha dentista resolveu lixá-los, só que cada vez que vou lá ela lixa… lixa e ta acabando com o formato dos meus dentes, fora que um está bem menor que o outro. O que eu devo fazer, e se futuramente tiver problema com isso como lascar um pedaço, pois está fino, o que eu posso exigir dela ou da clinica?

    1. Danny, se você se nega a fazer extrações, não há outra coisa a se fazer senão “lixar” os seus dentes. É a única forma, fora a extração, de conseguir espaço no seu arco, não tem outro jeito. Não entendi o que você quis dizer com “o que eu posso exigir dela ou da clinica”, como assim?

  191. Olá Dra. Ana! Eu tenho 27 anos e tenho uns probleminhas que precisam ser corrigidos com aparelho. É o seguinte: eu não tenho um dente canino do lado superior direito – ele simplesmente não nasceu – e isso fez com que os meus incisivos centrais ficassem afastados. Isso me incomoda bastante, esteticamente, pelo fato de os demais dentes irem ocupando o espaço do bendito canino que achou de não nascer. Entretanto, observando no espelho eu vejo que mesmo que os incisivos centrais fossem juntinhos, meus dentes ainda teriam problema. Acho que tenho um desvio da linha mediana porque mesmo posicionando o incisivo que está afastado para o lugar dele a arcada superior não fica alinhada com o meio da inferior é como se a inferior estivesse torta pro lado. Bem, eu consultei um profissional recentemente, já estou fazendo os exames pra ver o melhor planejamento pro meu tratamento. Porém, eu fiquei meio assutado com algumas coisas que ela me disse: ela disse que se “o abusado” do canino estiver escondido por dentro aqui, eu vou ter que remover cirurgicamente – ai já sabe né – homem pra essas coisas é muito mais medroso que mulher, rsrs. Outra coisa que fiquei pensando, quando eu mexo com o maxilar colocando a arcada inferior meio que no lugar, os restantes dos dentes ficam desalinhados. Enfim, gostaria de uma opinião sua a respeito dessas questões de ter que extrair algum dente para por o aparelho e ter que fazer essa cirurgia caso o canino esteja em algum lugar se escondendo de mim. rsrs.

    Atenciosamente,

    Edvan Mateó

    1. Edvan, quando um dente não nasce, os motivos costumam ser: ele existe mas alguma coisa ficou no caminho e ele não nasceu (outro dente, por exemplo), ou ele não existe. Quando ele existe, uma possibilidade é “puxá-lo” pra fora com o uso de aparelho, mas isso nem sempre é possível, depende do posicionamento dele dentro da gengiva (veja aqui a respeito: https://medodedentista.com.br/2013/04/tracionamento-de-caninos-impactados.html ). E se não dá pra tracionar, o jeito é extrair, porque manter esse dente onde está provavelmente vai atrapalhar a movimentação ortodôntica.

  192. Oi Dra, tenho várias dúvidas.
    O meu contrato com o orto é de 3 anos, como meu pai assinou o contrato em dezembro de 2010, acho que o contrato vence em dezembro deste ano (2013). O que acontece é que: gostaria de saber se ele tem obrigação de “consertar” um espaço que ele mesmo fez após extrair 2 dentes superiores, antes de vencer o contrato.
    No contrato também fala que tenho direito a clareamento dental. Então eu gostaria de saber se esse clareamento tem que ser feito antes de vencer o contrato (o que obrigaria a retirada do aparelho um pouco antes). E também gostaria de saber se é obrigação dele deixar os dentes perfeitos, já que sempre paguei em dia, nunca faltei à manutenção, etc. O que ainda vejo de problema é o meu ATM, que ele falou que resolveria após mandar eu remover 6 dentes (4 sisos e 2 molares), e esse espaço que foi formado após remover os 2 molares. Um espaço fechou, o outro continua e não vejo ele tentar fechar esse espaço de maneira alguma. Sempre pergunto e ele responde a mesma coisa: não está na hora. Será que isso é um artifício para prolongar meu tratamento? Se ele não resolver no prazo estipulado sou obrigada a continuar pagando, e ignorar o tempo proposto no contrato? Ou posso encerrar o contrato no tempo correto e ter perigo de continuar com esses mesmos problemas?

    1. Myrian, essa questão de “contrato” associado a tratamentos dentários ou médicos é BEM complicada. Isso porque nós não somos máquinas, e em organismos biológicos, embora até se possa fazer uma estimativa, não dá pra prever com certeza o tempo necessário de tratamento e, principalmente, a reação do organismo em questão ao tratamento. Enfim, eu acho que se há espaços para serem fechados entre os seus dentes, é preciso fazer isso (independentemente do “contrato” ter terminado ou não). A não ser que haja alguma causa biológica para esses espaços não terem se fechado, mas aí seria uma questão bem específica (e não sei se é o caso). Se consta um clareamento dentário no fim do tratamento como “direito” seu, eu acho que você tem direito a ele sim, também independe de ter terminado o prazo de 3 anos. Quanto à ATM, não entendi bem… você tem alguma disfunção? Aí seria melhor consultar um dentista especialista em DTM e/ou Dor Orofacial pra uma opinião mais embasada. Eu acho que, enquanto o tratamento não termina, é preciso continuar pagando… mas seria que seu dentista estipulasse, então, uma nova estimativa de tempo de tratamento. Simplesmente remover o aparelho ao final do prazo do “contrato” não garante que os problemas oclusais que você tem/tinha estejam resolvidos.

  193. Olá doutora,
    Coloquei o aparelho há dois dias, e já vejo alguns dentes se movendo. Os dentes se movem só nos primeiros dias após a troca de borrachinhas ? Ou durante todo mês ele se move?

    1. Patrícia, os dentes se movem durante todo o mês, embora a força vá diminuindo, pela tendência que os dentes têm de se “acomodar”. Por isso é que é preciso fazer a “manutenção” a cada mês.

  194. Ola dra., fui hoje ao ortodontista e ele so colou os braquetes, passou o fio e colocou as borrachinhas, perguntei se era so isso, ele disse q por enquanto sim, que so daqui 4 meses vai colocar o resto, minha duvida é a seguinte: por enquanto o que so isso vai resolver nos meus dentes? Nao tem nada puxando, tem somente o que eu citei acima. Isso esta certo? Obrigado!!

    1. Adriana, o que tem na sua boca já faz bastante coisa ;)! Nesse primeiro momento, seu ortodontista pretende começar a alinhar e nivelar os dentes, e bráquetes + fio + borrachinhas já são capazes de fazer isso. O que “falta”, na verdade, são só as bandas. Em alguns tratamentos, dependendo do encaixe dos dentes de trás, nem são usadas bandas, mas apenas tubos que são colados diretamente nos molares. Cada caso é um caso mas, pelo seu relato, não vejo problema na conduta inicial do seu ortodontista.

  195. DRA., O QUE POSSO USAR PRA FAZER A LIMPAGEM DOS DENTES, PARA QUE ELES NAO AMARELEM, EU USO APARELHO MAS NAO QUERIA QUE MEUS DENTES FICASSEM AMARELOS.

    1. Amanda, não há motivo para os seus dentes amarelarem durante o tratamento ortodôntico. Basta você escová-los direitinho e usar o fio dental. Evitar alimentos com corantes e bebidas escuras (café, Coca-Cola) pode ajudar, também.

  196. Ola, coloquei aparelho ha dois meses atras. O dente incisivo (sem ser os dois da frente) é pra tras e o canino encavalado, a doutora colou tipo um “caninho” na frente, pra que serve?

    1. Janaina, provavelmente você fala de uma mola, que é usada pra abrir o espaço entre o incisivo central e o canino pra alinhar o seu dente incisivo lateral.

  197. Bom dia, Ana. Meu nome é Mirian, tenho uma filha de 15 anos, desde 2006 ela usa aparelho, na verdade já era para ter tirado, ela já usou até contenção, mas na época a dentista que estava cuidando do caso dela teve que abandonar o consultório por problemas pessoais, ai ela foi encaminhada para outra dentista, era só para dar continuidade ao termino do tratamento, mas esta dentista colocou novamente o aparelho fixo, eu sou leiga no assunto, não questionei, no dia 02/04/2013 ela vai voltar com a contenção. A valor de 400 reais, gostaria de saber se este valor é correto e se eu posso passar ela com outra dentista.

    1. Mirian, como profissionais liberais os dentistas têm liberdade para cobrar como acharem justo, portanto seja qual for o valor ele sempre será “correto”. Claro, entendo que você quer saber se é muito caro… mas aí é preciso avaliar uma série de variáveis, às quais não tenho acesso: a formação do profissional, os custos do laboratório que confeccionou o aparelho de contenção, a cidade onde vocês moram, etc.. Se estivermos falando apenas da contenção superior, fazendo uma comparação, o valor está acima do que eu cobraria (mas, como disse, não dá muito pra comparar por causa das variáveis). Não sei se entendi bem o que você quis dizer com “passar com outra dentista”, seria pedir uma segunda opinião? Se sim, é um direito seu. Mas não vejo má fé da dentista da sua filha considerando o seu relato.

  198. Oiii Dra., bom faz hoje uma semana que eu uso o aparelho no céu da boca, é fixo! Voltei no meu dentista pra ela ver como estava e ela viu que o aparelho só puxou os dentes de trás, e ele escapou dos da frente, que raiva, ela voltou toda a chavinha novamente… que dor… chorei mesmo… isso é tortura, agora ela colocou uma massa branca pra ver se ele não escapa, porque será que escapou ? Será que foi porque eu fiz mais ativações do que era pra fazer ? Por quanto tempo eu vou necessitar fazer ativações ? Obrigada pela atenção !

    1. Thaise, você fez mais ativações do que devia? Sim esse poderia ser um motivo. Mas o aparelho pode, simplesmente, ter “escapado”. Acontece. O tempo que você vai ter que ativar o aparelho depende do planejamento da sua dentista, varia. Converse com ela.

  199. Posso trocar as borrachinhas do aparelho varias vezes no mês ou só uma vez quando for fazer a manutenção mensal? É que fica sujo / amarelo mesmo escovando bem os dentes. Posso trocar sozinha em casa?

    1. Não Heloisa, seu dentista é quem deve trocar as borrachinhas do aparelho. Só ele tem os instrumentos necessários, sabe de que tipo de borrachinhas / elásticos você precisa e a força que seus dentes devem receber.

  200. Estou usando aparelho há quase 3 meses, pois tenho bruxismo e um dente montado. Tenho uma colega que usa aparelho há quase 2 anos e só fez duas manutenções em todo esse tempo! E eu que coloquei há 3 meses faço manutenção a cada 20 dias ! O que eu queria saber é se no caso dela os dentes podem estar como o do rapaz citado acima ?

    P.S.: Amei seu blog e o: ” “…para melhorar a aparencia: Somos dentistas, não mágicos, considere nascer de novo” vai ser o conselho que vou dar para meu sobrinho de 13 anos que diz que vai ficar mais bonito com aparelho ! KKKKK’
    Tudo de bom Drª .

    1. Lis, obrigada :). Depende do tipo de aparelho que a sua amiga está usando… mas é totalmente atípico apenas 2 manutenções em 2 anos. Geralmente faz-se 1 vez por mês. De qual “rapaz citado acima” você fala?

  201. Olá Drª.

    Hoje mais cedo um dos meus bráquetes descolou, e eu venho usando borrachinhas intra-orais ha quase a um mês. O bráquete que descolou é junto de um desses em que eu colocava a borrachinha. Liguei para o consultório e a recepcionista disse que eu deveria usar somente de um lado então, deixando o outro para ser consertado na próxima manutenção. O problema é que usando apenas de um lado está voltando a doer (como nos primeiros dias). Eu acho que é porque está movendo novamente minha mordida de uma forma diferente… eu devo mesmo usar a borrachinha em apenas um lado, ou devo suspender o uso até a próxima manutenção?

    1. Adriana, eu acho que, na dúvida, você deve suspender o uso. Usar de um lado só pode causar uma movimentação dentária indesejada… o melhor é aguardar a próxima consulta e conversar diretamente com o seu dentista. Recepcionista não é dentista, né?! 😉

  202. Meu aparelho é movel, apertei sem o dentista falar se podia ou nao e ai eu perguntei, ele falou q nao posso apertar, nao falei q apertei, o q eu faço agora, mas tava saindo sozinho da minha boca o aparelho.

    1. Josiel, fique tranquilo. Não é pra apertar sozinho mas, já que você fez (e resolveu), tudo bem. Apenas não faça mais isso, se for preciso entre em contato com o seu dentista.

  203. Olá Dra.! Tenho uma dúvida…
    Faço tratamento ortodontico há uns 6/7 meses, porém, há quase 8 anos atrás, num tombo que levei, quebrei o dente esquerdo da frente, na época, o dentista precisou fazer – Canal, Pino e Jaqueta – (ficou um pedacinho do dente lá e o dentista colou a “capinha” como se fosse na gengiva, me orientando a trocar pelo pivô fixo dali há 8 anos (que aliás, completam-se este ano).
    A questão é: o aparelho está levando meus dentes para frente (o q eu sei q é normal e faz parte do tratamento), porém, o pivô não está indo, aliás, ele nem se mexeu . Isso é normal?
    A previsão era q eu trocasse o pivô este ano, posso fazer isso mesmo usando o aparelho fixo? (o pivô já está escurecendo em volta). Ele corre o risco de cair durante o tratamento? Outra pergunta: todo mês caem pelo menos 2 brackets do meu aparelho, e isso sai do meu bolso, todo mês eu pago cerca de 20,00 a mais por causa disso, e eu queria saber se de repente pode ser a cola utilizada que talvez seja de má qualidade, se é a quantia colocada OU se eles fazem isso para “lucrar” mais…???
    Peço desculpas pelo bombardeamento de perguntas!
    E desde já agradeço! 🙂

    1. Naiara, uma possibilidade é que a raiz do dente que apoia o pivô esteja anquilosada. Isso significa que, por causa da batida, o ligamento que unia o dente ao osso “sumiu”, deixando o dente fixo diretamente no osso. A consequência disso? O dente não se move com aparelho, ele se comporta como se fosse um implante (e implantes não podem ser movimentados). Veja, isso é uma suposição minha… mas explicaria o dente não ter se movimentado. Eu sugiro que você não troque o pivô antes de terminar o tratamento, a não ser que você o troque por outro de material barato, pra usar só até tirar o aparelho mesmo. É que a colagem do bráquete pode estragar a prótese.

      O descolamento de bráquetes é algo bem comum durante o tratamento ortodôntico e, até por saber disso e pela experiência saber diferenciar quando é por falta de cuidado ou quando o paciente não tem culpa alguma, eu geralmente não cobro a recolagem. Mas é um direito do dentista / ortodontista, visto que envolve custo. Não creio que seja uma “esperteza” do seu dentista, geralmente isso é causado pela forma que você mastiga ou algum outro fator local (isso fica bem claro quando é (são) sempre o(s) mesmo(s) bráquete(s) que cai(em)).

  204. Adorei o post.
    Concordo plenamente em que aparelho deve ser usado quando realmente necessário, apesar de você citar clinicas populares. Trabalho em uma, sou responsável pela orto. E somos corretos, não instalamos aparelho se realmente não houver necessidade. E posso afirmar que na cidade que moro, vejo muito consultório de bairro fazendo erros grosseiros, inclusive colocando aparelho por “estética” como os pacientes costumam falar. Acho um absurdo. Nos recusamos a atender paciente de outros consultórios e principalmente com esse propósito.
    Generalizar pode ser um erro.

    1. Não há nenhuma generalização, Érica. Existem clínicas populares e clínicas populares. E como eu contei no texto, o caso do rapaz com os dentes destruídos aconteceu numa clínica popular, na qual eu trabalhava. E o fato de eu ter feito a coisa certa já demonstra que depende da clínica, depende do dentista, depende…

  205. Ola doutora, uso aparelho ha 2 anos e 6 meses, so que estava previsto para 2 anos, ate ai tudo bem… meu dentista disse q pra eu remover o aparelho teria q estar com tudo em dia (o que foi feito) ai ele tirou o molde e marcou para eu voltar depois de 3 semanas, voltei e ele retirou o aparelho de cima e colocou a contenção, disse pra eu marcar para tirar o aparelho de baixo. Depois de 3 semanas (foi o que fiz) chegando la pra retirada do aparelho, a secretaria me disse q eu teria q pagar duas manutençoes (nao fiz nenhuma mais, ele nem trocou as borrachinhas de baixo) e disse q eu preciso pagar pelo tempo q fico com o aparelho na boca, isso esta correto??? Como ele nem trocou mais as borrachinhas de baixo, elas estao afrouxadas e machucando a minha boca, o que devo fazer?

    1. Vixe, Thays… essa conversa dá muito pano pra manga. 😉

      Imagino eu que você paga todo mês no mesmo dia, é isso? Provavelmente passou esse dia e a secretária cobrou de você. Eu acho que, nesses casos, é sempre bom conversar com o próprio dentista… até porque a secretária geralmente nem sabe que tipo de procedimento foi feito, né?! Quanto às borrachinhas frouxas, eu acho que seu dentista deveria trocá-las se elas estão machucando, independente de quando você for tirar o aparelho.

  206. Olá, boa tarde!!! Doutora Ana um bracket na parte inferior, bem logo o da frente, descolou e meu dentista só vem uma vez por semana, eh normal eles descolarem?! Isso atrasa o tratamento?! Ficou mt feio sem esse bracket o q faço?!!
    Desde de já agradeço… bjus * ótimo esse blog *.

    1. Karlynha, fora o problema estético, se não está machucando você (e não deve estar, pois é um bráquete da frente), é possível aguardar a próxima consulta. Sim, às vezes acontece de um bráquete cair… ou porque enroscou em algo que você comeu, ou porque quando ele foi colado acabou entrando saliva, etc. Mas geralmente isso acontece em bráquetes de trás. Pode atrasar o tratamento dependendo do caso, pois o dente em questão fica sem ser movimentado. até ser colado o bráquete novamente.

  207. Boa tarde!!! Dra, bem, trabalhei numa clinica odontologica junto com o meu ortodontista, ha 2 meses me afastei, nisso notei uma certa indiferença com o meu tratamento com ele, antes de sair da clinica ele falou que iria fikar mais uns 6 meses com o aparelho, agora ele falou que ja vai tirar, trabalhei 2 anos na parte da adm, pois nao sou tao leiga nesta parte, eu noto uma mordida aberta entre 47 17 46 16, pois tenho elastico so no 13 com 43 44, ele quer tirar o meu aparelho, ta certo este conceito, penso em procurar outro orto, acho que ele ta sendo induzido a tirar meu aparelho.

    1. Regiane, complicado… se há uma mordida aberta, realmente não deve ser hora de remover o aparelho. Eu acho que você pode procurar outro ortodontista, afinal é um direito seu. É difícil compreender o contexto do problema assim de longe e apenas pelo seu relato, mas realmente pode ser que ele esteja com “pressa” de tirar seu aparelho por motivos alheios ao seu tratamento. Vá saber, né?!

  208. Boa tarde!!!!! Uso um aparelho fixo juntamente com a barra transpalatina com um botão de silicone, só q não sei como fazer a higiene correta pois entra muito resíduo de alimentos embaixo do silicone e eu não consigo limpar aquele local. Aguardo resposta, muito obrigada!!!!!!

    1. Deise, procure usar o fio dental pra isso. Passe ele por baixo do botão. Bochechos vigorosos (com água mesmo) depois das refeições, forçando a passagem da água no local, podem ajudar também.

  209. Olá doutora, quero q vc me esclareça uma dúvida, pra que q serve aquelas borrachinhas em formato de corrente? E usando ele diminui o tempo de uso do aparelho? Desde de já agradeço. Bjus

    1. Karla, o elástico corrente é usado, geralmente, para aproximar os dentes (fechar espaços entre eles) ou “puxar” certos dentes. O tratamento não fica mais curto, ele é apenas um dispositivo usado para realizar certas movimentações, dependendo do plano de tratamento.

  210. Olá Doutora, quanto tempo demora pra quem usar o aparelho e ver os resultados? Vejo muita gente falando que dura 1 ano, 2 anos e assim vai… é verdade isso? Demora tanto tempo?

    1. Jussara, depende do caso. Se o paciente tem os dentes muitos tortos, costuma ser mais fácil dele perceber os resultados do tratamento. Quando os dentes não são tão tortos, às vezes tem-se a impressão que o tratamento “não anda”, pois as mudanças são mais sutis. O tratamento completo dura, em média, 2 anos / 2 anos e meio, mas como eu disse: varia.

  211. Ola, boa tarde.

    Há um tempo atras fui ao dentista para retirada de um dente que estava mole e estava doendo muito, enfim ela tirou, mas faz uns 2 pra 3 anos que esse dente nao nasce, ja conversei com meu dentista e ele me disse que se pelo raio-x que ele pediu para colocar o aparelho desse para ver o dente ele iria abrir, senao teria que implantar um dente, como é esse procedimento?

    1. Eurides, e a radiografia já foi feita? O dente existe ou não? Se sim, dependendo do posicionamento intra-ósseo dele, é possível puxá-lo para fora com o próprio aparelho. Se não, seu dentista deve abrir o espaço necessário para colocar nesse espaço um implante, que é um parafuso que substitui a raiz do dente que você não tem. Sobre esse “parafuso” vai a prótese, que é o dente propriamente dito.

  212. Boa tarde doutora, extrai o primeiro molar ha uns dez anos, gostaria de saber se o aparelho junta o espaço do dente, nao quero fazer impalante. Obrigada.

    1. Lucia, essa é uma possibilidade. Mas, se considerarmos o tempo desde que você tirou esse dente, talvez não haja osso suficiente para movimentar esse dente. Procure um dentista/ortodontista pra avaliar.

  213. Hoje fiz manutenção do meu aparelho otordontico, ele colocou apenas os braquetes com as borrachas sem o fio, é correto?

  214. Ola, boa tarde!!

    Queria saber se toda pessoa que coloca aparelho, mesmo que o problema seja só embaixo, é obrigatorio colocar aparelho nos dentes de cima, a mesma coisa pra quem só tem problema em cima?

    1. Sophia, eu não diria que é obrigatório, pois cada caso é um caso. Se a pessoa tem apenas um problema leve de alinhamento e nenhum problema oclusal (da forma como os dentes encaixam), é até possível usar aparelho num arco só. Porém, na maioria dos casos não é isso que acontece… e, ao movimentar os dentes de cima, o aparelho “estraga”o encaixe com os dentes de baixo. Portanto, via de regra, o ideal é colocar o aparelho em cima e embaixo, pois assim é possível fazer os dois arcos encaixarem corretamente.

  215. Ola boa tarde!

    Fui ao dentista para poder ver se ia colocar aparelho pois meus dentes sao separados e me incomoda muito, fui ao dentista recomendado por algumas amigas que ja passaram por ele, e ele me passou os exames. O que achei estranho é ele nao ter passado o exame da moldura, eu não entendi o porque de nao ter passado, apenas fiz raio x … ?

    1. Samara, cada profissional pede os exames que acha necessários. Eu acho importante fazer a moldagem e obter modelos da boca do paciente, pois é mais um auxílio para planejar o tratamento adequadamente. Sugiro que você converse com ele e pergunte “se não vai fazer falta”.

  216. Olá Bom dia!

    Ontem fui ao dentista, e o Dr. colocou um ferrinho mais grosso, e por sinal meus dentes estão doendo e todos sensiveis. Gostaria de saber para que serve um fio mais grosso e só tem alguma pomada que posso usar para aliviar essa dor.

    1. Thais, à medida que o tratamento vai caminhando os arcos vão ficando mais grossos mesmo. Isso é sinal de que os seus dentes estão se movimentando, senão o arco mais grosso nem passaria por dentro dos bráquetes do aparelho. Para diminuir a sensibilidade depois da manutenções, você pode tomar um analgésico. Converse com o seu ortodontista para que ele prescreva um.

  217. Eu deveria ter colocado um aparelho ha mais ou menos 2 anos atrás, quando tinha 12, agora com 14 se eu colocar, quanto mais ou menos vai ser o tempo em q eu vou permanecer com o aparelho?

    1. Matheus, não há como fazer uma previsão de tempo de tratamento apenas com base na sua descrição, pois eu não sei que tipo de problema de mordida/estético você tem. Procure um dentista pra avaliar.

  218. Tenho uma protese cimentada e meu dentista vai colocar aparelho fixo mesmo assim, to meio em duvida mais confio nele gostaria de saber se tem como mesmo.

    1. Adriana, tem sim. É uma coroa ou uma ponte? Se for uma coroa unitária, sem problema algum. Se for uma ponte, os dentes envolvidos na ponte não tem como ser movimentados, mas talvez nem seja necessário. Vale a avaliação do seu dentista.

  219. Olá Doutora, coloquei aparelho dental recentemente, e estou preocupada com a higienização. Sou muito neurotica com a limpeza dos dentes e tenho medo de ter caries onde estão as bandas. Existe algum metodo ou escova indicado para limpar essa regiao ? Obrigada!

    1. Jessica, se as bandas estiverem bem adaptadas (sem infiltrações), não há motivo pra neurose ;). Use a sua escova normalmente. Além disso, uma escova interdental e outra de tufo podem ser bastante úteis. Mas é mais uma questão de disciplina mesmo (o que, parece, você tem de sobra) do que de “equipamento”.

  220. Poxa eu quero muito colocar aparelho mas eu não preciso eu achoo. Eu só tenho 5 dentes tortos eu preciso mesmo molocar ?
    Bom é o q eu mais quero. Proximo mês vou no Dentista para fazer o exame para ver se eu preciso ýy)
    Bom tomara que de Tudo certo neh ‘rs Tem alguma dica para eu falar lah mesmo se eu não preciso… Alguma maneira que o medico pense que eu preciso…
    Bom desde de ja agradeço, Floor’
    Esperoo a pesposta 😉

    1. Maah, pra saber se você precisa usar aparelho, só sendo examinada pelo dentista mesmo. E não precisa “enganar” ele não… se você tem 5 dentes tortos e pretende corrigir, isso em si já é um motivo pra usar aparelho. 🙂

  221. Eu coloquei meu aparelho ontem, coloquei e depois de 7 ou 6 horas começou a doer muitoo…. Eu achava q aparelho iria me fazer mais “bonito” Bom… de certa forma ele fez, mas eu ja quero tira-lo, agr só por causa da minha mima por querer colocar aparelho eu vou ter q ficar com ele por mais 1 ano e meio ‘-‘ ….. kkk Mas engraçado a minha situação kkk

    1. Jose, o “sofrimento” vale a pena… a primeira semana é chata, depois é vida “quase” normal. E 1 ano e meio passa voando, você vai ver. 🙂

  222. Olá, é normal os brackts descolarem facilmente no começo? Coloquei ha pouco tempo e o último descolou, como ainda a instalação não está completa a linha está sem nada, ou seja tá machucando muuito minha boca por dentro. E o pior, a médica só vem uma vez por mês na minha cidade. Uma outro médico poderia colar esse bracket? Não estou aguentando a dor. Desde já agradeço.

    1. Gey, é comum sim. Se houver um outro dentista disponível, seria bom que ele desse uma olhada. No caso de não ter MESMO o que fazer, corte com um alicate de unha o pedaço de fio que está machucando você. Não é o ideal mas pelo menos evita ferimentos.

  223. Tenho ATM, meu dentista mim recomedou aparelho, sera que vai resolver?
    Não tenho dentes tortos, minha arcada dentaria é “perfeita”.
    O que faço? Coloco esse aparelho ou não!

    1. Milena, você não é obrigada a colocar aparelho se não quiser. O aparelho só vai resolver se a sua DTM (disfunção temporomandibular) se ela tiver origem em algum problema de mordida. Consulte um dentista especialista em DTM e/ou Dor Orofacial.

    1. Gustavo, pode. Mas isso implicaria mudar de dentista. Converse com o seu atual dentista e explique a situação. Aí você precisaria pegar os seus exames e levar para o novo dentista.

  224. Desculpe o meu engano, a linha media é de cima e esta torta para direita e eu nao posso tirar fotos sorrindo pois parece que (acho que é) se chama o incisivo esquerdo ocupa bastante parte na frente eu acho muito feio, e o molar extraído é o superior tambem. Obrigada pela atenção.

    1. Ah bom, faz mais sentido :). Então… o ideal é corrigir essa linha média, ainda mais se você já vem de um tratamento bem longo. Mas se não houver espaço para puxar seus dentes para a esquerda, o que corrigiria o problema, fica complicado mesmo… talvez fosse preciso extrair mais um dente ou fazer desgastes entre os dentes pra ganhar o espaço necessário. Quando a linha média inferior é desviada, a estética geralmente não fica comprometida. Mas quando é a superior, costuma ficar esquisito sim.

  225. Olá Dr.Ana, gostaria de saber se poderia me ajudar? Primeiro quero dizer que é muito legal o que esta fazendo respondendo as duvidas dos pacientes, parabéns pelo seu trabalho!
    Uso aparelho fixo ha 6 anos e estou em fase final do meu tratamento mas estou muito insatisfeita, pois vejo que apesar de ter um caso complicado os dentistas nao conseguem terminar de completar o tratamento e nem me dão esperança que va ficar bom, no começo tinha os dentes muito feios “encavalados” como dizem, a dentista retirou um molar, acho que o 1° porque nao tinha espaço na arcada, hoje tenho espaço do lado direito mas a mordida é cruzada nao consigo mastigar desse lado, ja o esquerdo nao tem espaço e ja esta alinhado perfeitamente mas a linha media esta torta para o lado esquerdo e dizem que nao vão conseguir arrumar isso é possivel? Terei de ficar assim com essa linha media torta? Por favor me responda. Obrigada.

    1. Obrigada, Heloise. 🙂

      É difícil opinar apenas baseada na sua descrição. O dente que foi extraído (o provável primeiro molar) era superior ou inferior? E o seu desvio de linha média é em cima ou embaixo? O que não “bate muito” no seu relato é que sobra de espaço é no lado direito e a linha média está desviada para a esquerda, o que é incomum.

  226. Boa tarde Ana, Tudo bem?

    Estou usando aparelho há um mês e tenho muitas dúvidas, gostaria que você me esclarecesse algumas:
    1) Comer tem sido um tédio para mim =[ eu sempre gostei de comer bastante e esse prazer foi embora depois da instalação do aparelho. Quais os alimentos que a senhora recomenda para quem usa aparelho? Tenho essa preocupação pois sou magra e não quero perder mais peso;
    2) Por mais que eu me esforce na limpeza, meus dentes estão amarelando! eu sempre achei muito feio pessoas que usam aparelho e deixam os dentes amarelar, eu não quero isso para mim: sempre uso fio dental, Listerine, etc, mas mesmo assim está começando o amarelamento. Que tipo de escova (pode falar o nome e marca) a senhora me indica?
    3) A cola que prende os braquetes sai totalmente depois da retirada do aparelho? A cola fica feia e amarela.
    4) Como tem apenas quase um mês que eu coloquei aparelho, quais são os procedimentos de rotina mensal na chamada Manutenção do Aparelho? Apenas troca de borrachinha ou tem mais coisas?
    5) Eu tenho um dente do Siso no fundo da boca. Eu gostaria de saber se é possível que este dente se mova para o lugar de um dente anterior a ele que eu preciso extrair?

    Grata Dra. Aguardo resposta. Bj

    1. Ferdinanda, quantas dúvidas! 🙂

      1. Por que você diz que perdeu o prazer em comer? Você sente algum desconforto, tem tido dificuldade pra comer ou tem achado muito complicado para higienizar depois, dependendo do alimento? Os alimentos que devem ser evitados são os duros e fibrosos, mas você pode comer de tudo! Se for um alimento duro / fibroso, é interessante, apenas, cortar em pedaços menores para facilitar a martigação e não arriscar quebrar o aparelho.

      2. Não indico nenhuma marca específica necessariamente, mas acho importante que você tenha uma escova comum e uma interdental. Esta última facilita muito a limpeza por baixo do arco, coisa que você não consegue fazer com a escova comum. Ah, e fio dental… sempre. Tem um fio dental da Oral-B (Superfloss) que é específico pra quem usa aparelho e já vem com a pontinha rígida para ajudar a passá-lo por baixo do arco, dispensando o passa fio (aquela agulhinha plástica).

      3. Sim, é só o dentista ter o cuidado de remover por completo.

      4. Depende do plano de tratamento. Mas, basicamente, seu dentista fará a troca do arco e das borrachinhas e, eventualmente, usará outros artifícios, como molas e elásticos.

      5. Sim, de forma geral é possível. Mas é preciso avaliar o seu caso em específico, se esse siso não está muito inclinado, se há osso suficiente no local, etc.. Mas dá. 🙂

  227. Doutora Ana,

    Relato aqui justamente um caso a não ser seguido. Coloquei um aparelho em uma destas clínicas que ofertam serviço rápido. Por minhas condições financeiras, optei pelo tratamento. Resultado; depois de uns 3 anos não senti mais confiança no serviço, justamente por estar demorando muito, e resolvi abandonar o “tratamento”. Passei 1 ano e meio com o aparelho enfeitando a boca, e hoje resolvi retomá-lo. Para minha triste surpresa, estou com dois dentes amolecidos… e agora? Estou apavorada. Vou procurar um profissional especializado. Grata.

    1. Aline, obrigada pelo testemunho. Procure um dentista especialista em periodontia para avaliar, mas não se apavore… deixe ele examinar e entender o motivo disso pra poder propor um tratamento.

  228. Meu ortodontista disse que não tenho espaço suficiente na arcada para que um dente volte a posição normal e que para isso teria que arrancar um siso ou raspar uns dentes para criar espaço. Gostaria de saber se é comum esse procedimento de raspar os dentes para criar espaço e se pode ter alguma consequência adversa no futuro.

  229. Ola, gostaria de saber se esta certo usar o aparelho extra oral junto com os elasticos intra oral. Tudo junto.
    Obrigada.

    1. Micaella, depende do plano de tratamento que o seu ortodontista elaborou. Mas, em princípio, não há nada errado.

  230. Olá para transferir de dentista e levar a pasta claro é preciso realmente pagar pela “pasta” ou o aparelho que seria 230

    1. Mirian, depende. Você em algum momento já havia pago pela documentação e pelo aparelho ou foi tipo uma “promoção” em que você “ganhava” ambos? Se é isso, tanto a pasta quanto o aparelho têm um custo, assim como a remoção do aparelho. Portanto, é justo que você arque com esses custos. Agora, aquela coisa de “multa” por interrupção de tratamento é discutível… é um direito seu interromper o tratamento na hora que você quiser, pelo motivo que for.

    1. Julia, entre em contato com o seu dentista para tirar a borrachinha da sua gengiva, senão pode acontecer alguma lesão mais séria.

  231. Quero saber se quando quebra uma pecinha se tem que ir ao dentista imediatamente? Ou pode esperar até a manutenção?

    1. Andressa, se não estiver machucando você, pode esperar. Mas se a manutenção for demorar muito ainda, às vezes é melhor procurar o dentista, senão o dente do qual o bráquete descolou vai ficar quase 1 mês sem ser movimentado. O ideal é ligar para o seu ortodontista e perguntar se ele acha necessário.

  232. Olá Ana,
    Tenho mordida aberta. Uso aparelho ha 1 ano e 3 meses. Tem 3 meses usando a grade, mas a mordida ainda não fechou. É normal? No início a grade quase perfurava minha língua de tão forte que era a marca, hoje é mais fraca, mas ainda tem. Eu achava que para fechar minha mordida eu deveria usar os elásticos intermaxilares e não ficar esperando assim só com o fio de aço (uso o fio 20 em cima e embaixo a um tempinho já). Até agora não usei os elásticos… ta certo isso?
    Desde já, agradeço.

    1. Mariane, uso da grade lingual não fecha a mordida necessariamente, embora ajude. A função real dela é eliminar o seu hábito de interposição lingual, de empurrar os dentes com a língua. O que vai fechar a mordida é o aparelho e, futuramente, os elásticos. Seu dentista não deve ter usado os elásticos até agora porque ainda não chegou não a fase apropriada para isso, seu tratamento deve estar numa fase de alinhamento e nivelamento. Mas certamente você usará mais pra frente.

  233. Ah, a proposito, essa “corrente” na verdade são pequenos circulos grudados um do lado do outro, e ele coloca cada circulo em um bracket, aperta bastante, e eu fico a base de macarrao instantaneo durante uns tres dias… kk

  234. Tenho 13 anos, coloquei aparelho em novembro do ano passado, e até hoje o meu dentista não colocou todo o meu aparelho, tenho mordida aberta (que particulamente eu acho que e sobremordida, mais se ele diz…) E até hoje ele só colocou a parte de cima, as bandas na parte de baixo e o aparelho apenas de um canino a outro,eu queria saber se isto e normal? E a propósito, pra que serve uma “corrente” de plástico que ele coloca de vez em quando no lugar dos fios metalicos? Esse negócio complica ainda mais a escovação. :/

    1. Giovanna, geralmente quando se demora para montar a parte de baixo do aparelho o problema é mordida profunda ou “sobremordida”, como você mencionou. Nem sempre, portanto, a instalação é do aparelho completo, depende muito do plano de tratamento. O elástico corrente serve, entre outras coisas, para “juntar” os dentes quando há espaços entre eles.

  235. Eu coloquei aparelho ortodôntico e em dois meses passei no vestibular em outro estado, fui embora e continuei pagando o plano (familiar), que dentre outros cobria as despesas com dentista. Tive muitas despesas na nova casa, e já mais de um ano não pude fazer manutenção. Já troquei borrachinha algumas vezes e mantenho a higiene bucal. Enfim, voltei ao meu Estado, peguei minha documentação com o dentista e retornei. Minhas dúvidas são: 1) posso utilizar a mesma documentação ou terei de fazer uma nova pasta? 2) Quais os problemas que pode ter implicado tanto tempo sem manutenção?

    1. Alexssandro, depende do seu novo dentista mas, em princípio, pode ser usada a mesma documentação. Se você fosse meu paciente, eu pediria apenas uma nova radiografia panorâmica, já que agora os exames radiográficos estariam com mais de 1 ano de desatualização. Se você mantém uma higiene bucal rigorosa provavelmente não houve prejuízo algum por ficar tanto tempo sem manutenção, apenas não houve, igualmente, nenhum benefício. O seu aparelho não foi ativado nesse tempo, portanto manteve-se o posicionamento dentário desde a sua última consulta com o ortodontista.

  236. Oi Ana, aqui é o Lucas de volta. Gostaria deparabeniza-la pela inciativa com o blog, pois é muito esclarecedor e atualmente na internet é um pouco dificil encontrar alguem com esta pre-disposição em informar aqueles que detem duvidas!
    Muito legal este trabalho, vc é muito esclarecedora, parabens e obrigado, se estivessemos mais perto te adoraria como minha dentista! rsrs
    Beijosss

  237. Olá, Sempre quando abro muito minha boca sinto um estalo em meu maxilar e muitas dores de cabeça, procurei um especialista e ele me disse que minha mordida esta torta e provavelmente terei de usar um aparelho, porém gostaria de saber os processos para coloca-lo e se o meu problema pode estar sendo causado pois minha mordição é torta? Estou com muitas duvidas, e também gostaria de saber em média quanto tempo leva para finalizar logo e eu colocar aparelho pois sinto muita dor!! Estou no aguardo de uma resposta. Obrigada.

    1. Leticia, você procurou um dentista especialista em DTM (disfunção temporomandibular)? Seria interessante também. Sim, seu problema pode ter a ver com a mordida errada, mas pode ter outras razões associadas também. Não entendi a sua pergunta “quanto tempo leva para finalizar logo”… finalizar o quê? A instalação do aparelho, em si, é um procedimento rápido (em torno de 1 hora e meia). O que pode demorar um pouco são os exames que são necessários, que podem levar de 1 a 2 semanas para ficarem prontos.

      1. Obrigada pela resposta e eu ainda irei procurar um especialista em DTM, mas por exemplo, tem como ser a mordida errada e também alguma coisa relacionada com a DTM? Ou é um ou outro? E gostaria também de saber se pode ser algo muito grave pois estou muito preocupada?

        1. Sim, pode ser que a mordida errada esteja causando uma DTM. Eu não classificaria como “grave” pelo que você descreveu, mas vale a opinião do especialista.

  238. Boa Noite! Estou com aparelho, e agora todo mês que eu vou ao dentista ela troca somente os fios, e me disse que tem mais quatro fios para trocar todos os meses e que depois vai apertar para corrigir a mordida, gostaria de saber porque a trocar desse fio. Desde ja agradeço e aguardo resposta. Obrigada.

    1. Kelly, é assim mesmo. O tratamento ortodôntico consiste na troca de arcos (os “fios”) em uma determinada ordem, e é essa troca que estimula a movimentação dentária. Pode perceber: o arco vai ficando cada vez mais grosso e os dentes mais retos, pois vão sendo alinhados gradativamente. Isso já vai corrigindo a sua mordida.

  239. Oi Ana, tenho 27 anos, coloquei o parelho ha exatos 13 meses. No começo do tratamento a minha dentista disse que o correto seria q eu ficasse com o aparelho pelo menos 2 anos.
    Meu objetivo era apenas alinhar dois dentes superiores na frente. E este resultado foi alcançado bem rapido, logo nos primeiros meses. Hoje, (13 meses depois) estou plenamente satisfeito com os meus dentes, mas minha dentista diz q não, e q tenho q usar por mais 1 ano, e vem com uns papos de alinhar a arcada… enfim (ela vai vir com essas conversas mesmo, vai defender o dela), o problema é q quando olho no espelho ja me sinto feliz com os meus dentes.
    Como eu ando sem condições financeiras de continuar o tratamento e particularmente cansado do aparelho, gostaria de saber se eu poderia tirar hoje o aparelho. E imediatamente colocar o móvel, só pra conter, só para os dentes não regredirem.
    Posso fazer isso nesta mesma dentista? É melhor eu ir em outro dentista? Pq sei q ela vai ficar enchedo o saco… enfim, é possivel q o proprio cliente, hipoteticamente satisfeito com seus dentes encerre seu tratamento antecipadamente, mas possa manter estavel seus dentes com o uso do movel por determinado tempo q seja necessario?

    Aguardo sua resposta, agradeço desde já!

    1. Lucas, isso é bastante comum. Quando a queixa do paciente é meramente estética e o que mais o incomodava se resolve de forma rápida, dá vontade de tirar o aparelho mesmo. Mas eu tenho que concordar com a sua dentista: mesmo que a questão estética esteja resolvida, é importante resolver também a questão oclusal (de mordida), afinal de contas, o tratamento ortodôntico serve para as duas coisas: estética e função.

      Por outro lado, ninguém pode obrigá-lo a continuar usando aparelho se você não quiser. Então a resposta é sim: você pode requisitar a interrupção do tratamento, assinar um termo que deixe seu desejo explícito e remover o aparelho. Já adianto que sua dentista vai encher o saco sim, eu eu faria o mesmo ;). Lembro, também, que é essencial que você use o aparelho removível, para garantir a estabilidade do resultado obtido até a remoção do aparelho fixo.

  240. Oi bom dia…bom eu coloquei meu aparelho, ai meu dentista colocou duas bandas, uma por dentro e a outra por fora no penultimo dente, porem ele nao usou a que estar por dentro para nada e alem do mais elas me machucam ao mastigar pq parece ki comida enpurra elas e fazendo assim ki o anel fique ficando na carne do dente isso é normal? E queria saber tbm porque ki algumas pessoas usam mais de um fio passados entre o aparelho enguanto eu so uso um, isso tbm é normal? E tbm se é norma as bandas do lado exterior do aparelho fica machucando a boca causando lesoes desconfortaveis..? Muita obrigada e bom dia.

    1. Claudia, não saberia dizer exatamente do que se trata a “banda por dentro” que você cita, imagino eu que seja algum tipo de gancho ou botão que está incomodando você. Talvez seu dentista não precise usar esse dispositivo no momento mas, como vai usá-lo futuramente, mas preferiu instalá-lo já para não ter que trocar a banda inteira depois. Mas, se está machucando a sua gengiva, é importante que você relate isso para seu dentista para que ele ajuste. A questão dos fios varia muito também: cada tratamento ortodôntico é personalizado, ou seja, os fios e arcos que são colocados são diferentes para cada paciente, pois depende do objetivo da mecânica. Em alguns casos se quer abrir espaços, em outros fechar espaços, em outros inclinar os dentes para fora, em outros para dentro… e por aí vai. Por isso, é normal sim que um tipo de fio ou elástico que tenha sido usado em você não seja usado em outro paciente, e vice-versa.

  241. Eu faço tratamento em uma clínica popular e meu dentista disse no começo do tratamento que eu teria que usar durante 1 ano. Eu já estou com o aparelho há um ano e meio e ele me disse agora que eu vou ter que usar mais alguns meses e ainda usar o móvel. Será que esta me enrolando?

    1. Nathalia, 1 ano e meio é um tempo relativamente curto para um tratamento ortodôntico, embora para o paciente possa parecer uma eternidade. Não dá pra dizer com certeza se você está sendo enrolada ou não, até porque eu não examinei você… mas eu prefiro sempre dar o benefício da dúvida (na dúvida, inocente). O aparelho removível é sempre usado após a remoção do fixo como forma de contenção, ou seja, de manter o resultado obtido com o aparelho fixo, já que os dentes tendem a se reacomodarem.

  242. Gostaria de saber se no meu caso, com a falta dos 3 ultimos dentes do lado direito e 1 do lado esquerdo msm assim posso usar o parelho… porque sinto desconforto nos dentes da frente e em alguns laterais… ou se preciso antes colocar uma protese no lugar de onde me falta os 3 dentes… como seria sua analise no meu caso!!! Desde ja grata pela resposta…

    1. Não Susy, não há necessidade de usar uma prótese antes ou durante o tratamento ortodôntico, o importante é que esses espaços sejam fechados depois, para evitar que os dentes próximos entortem tentando fechar os espaços. E a falta dos seus dentes, em si, não impede que você use aparelho. Pode ser até um motivo a mais para usar. Gostaria que você lesse esse texto: https://medodedentista.com.br/2012/04/falta-um-dente-posso-usar-aparelho.html

    1. Sem examinar você não saberia dizer, Iara. Cada caso é um caso e a dificuldade no tratamento faz o valor ficar mais alto. Sugiro que você procure um ortodontista e faça uma avaliação.

  243. Olá, sou CD e não vejo mal em instalar bracketts só de enfeite, ou “de modinha”, como dizem na minha região. A maioria só coloca de 14 a 28 e na parte superior. Acho que o indivíduo é responsavel por suas escolhas. Se quer, problema dele. É como um piercing na lingua, ou no nariz. Sei que me crucificarão, mas quando vejo contas se acumulando sobre a mesa e aparece alguém querendo, não penso 2 vezes. Vou garantir o leitinho das crianças. Antiético? Pode ser , mas será que é pior que uma restauração malfeita ou uma prótese mal adaptada? As vezes ser etico cansa qdo vemos outros se dando bem e vc chupando o dedo. Abçs

    1. Edson, obrigada pela sinceridade e pela coragem. Eu não concordo com você (o que fica claro no post), mas é sempre bom trazer outras visões para discussão. Abraço!

  244. Inicialmente, parabéns pelo site, muito interessante!
    Em outubro de 2011 coloquei o aparelho ortodôntico nos dentes SUPERIORES, fiz manutenção em novembro/ abril/ maio (sei que eu deveria ir todos os meses, mas ando sem tempo), ontem voltei lá e o dentista colocou aparelho nos dentes INFERIORES, mas disse que eu poderia quebrar as pecinhas, devido a isso, ele colocou 2 “pontes” de resina nos molares superiores (1 no esquerdo e 1 no direito) afirmando que assim eu não quebraria as pecinhas. Minha dúvida é: tem realmente necessidade de permancer com estas 2 “pontes”? Está incomodando muito para mastigar, não consigo mastigar porque as 2 bolinhas de resina atrapalham a mastigação. Muito desconfortável. Quando ele terminou de colocar eu até disse que não conseguiria mastigar direito e o dentista disse que é assim mesmo. É verdade? Meu tratamento é para alinhar a mandíbula com o maxilar (minha boca é um pouco torta – isso me incomoda um pouco, principalmente quando vou tirar fotos – a boca fica torta, rsrs), mas meus dentes não são tortos, nem são pra frente e nem retraídos, tenho apenas uns 4 diastemas (que não me incomodam de jeito nenhum).
    Obs: Esqueci de relatar que tenho desvio da linha mediana e mordida aberta. Só mais uma dúvida, demora o tratamento ortodôntico de um paciente com mordida aberta e desvio de linha mediana?

    1. Rafaela, essas “pontes” às quais você se refere se chamam “levantes” e sim: são necessárias para instalar a parte de baixo do aparelho em caso de mordida profunda. Sem o levante você morderia diretamente sobre os bráquetes de baixo, e os descolaria com certeza. Uma dica: quanto mais você faltar às suas consultas, mais tempo você usará aparelho e os tais levantes. Se em 5 meses você não arrumou tempo pra ir ao dentista, talvez deva repensar o uso do aparelho.

      Você diz que tem mordida aberta, mas se tivesse não precisaria dos levantes. Quanto ao tempo de tratamento, depende da severidade do caso e do planejamento do dentista.

  245. Boa noite Dra. Ana! Tenho bruxismo, ha anos uso a placa de silicone e cada dia que passa sinto as coisas ficarem pior, sinto muita dor no pescoço, minha articulação estala tenho tontura e acordo com meu rosto todo dolorido, ja procurei varios dentistas na minha região, mas todos que passo falam que é só o uso da placa mesmo. Ah, e ja quebrei meu dente da frente, acordei fui escovar os dentes e ele caiu, meu marido disse que esta noite fiz um instalo muito alto. Me ajude estou muito preocupada com isto tudo. Grata.

    1. Taiza, talvez a consistência da placa não esteja correta. Para casos de bruxismo ela precisa ser rígida, e não de silicone. Sugiro que você procure um dentista especialista em DTM (disfunção temporomandibular) e/ou Dor Orofacial para avaliar.

    1. Simone, pode sim, dá até para colar os bráquetes na prótese. Mas tem alguns ajustes que terão que ser feitos nela durante o tratamento, por isso não dá pra ser uma prótese com estrutura metálica, o ideal é que ela seja inteira de acrílico. Faça uma avaliação com um ortodontista!

      1. Daqui uma semana fará um mes que coloquei o aparelho, hoje na hora da escovação percebi que estou com dois dentes extremamente moles, estou muito preocupada, sera que é normal? Se possivel me ajude.

        1. Karen, dentes “extremamente moles” não é normal NUNCA. É importante que você entre em contato já com o seu dentista e relate isso.

  246. Olá, Dra. Boa noite! Bom, uso aparelho há quase 2 anos, e minha dentista disse que já estou perto de terminar o tratamento. Faz três meses que ela colocou uns elásticos que incomodam (e muito) e por esse motivo, nos últimos dois meses eu não os usei, na verdade, usei por uma semana e deixei de usar, por doer tanto. Fiz minha manutenção há uma semana, e ela disse que eu teria que usar de novo, até consertar a mordida. Eu estou tentando, ao máximo, usar direitinho, porque não vejo a hora de tirar o aparelho. Gostaria de saber se é normal esse incômodo, e se eu vou me acostumar com ele, obrigada!

    1. Thaíse, realmente: se você não usar os elásticos o seu tratamento não vai terminar “nunca”. O incômodo pode ser normal sim, mas tenha em mente que é por pouco tempo e, fazendo como recomendado pelo seu dentista, termina logo… quando você “acostumar”, acabou. 🙂 Vale a pena.

  247. Obrigada pela atenção Dra. Precisamos de profissionais assim hj em dia, preocupados em esclarecer de forma clara e objetiva os procedimentos sem uso de muitos termos técnicos.
    Td de bom p vc!!!!

  248. Olá Dra. Coloquei aparelho há 3 meses e agora foi colocado as 2 bandas no ciso superior, mas ainda sem ligação com os outros que já estão com o arame. Qual a verdadeira finalidade dessas bandas? Outra duvida, é que estou apenas com aparelho nos dentes superiores, isso é normal, já que também necessito de ajuste nos dentes inferiores?

    1. Tatiana, as bandas têm a mesma função que os bráquetes, mas nem sempre dá certo apenas colar os tubos (que são os “bráquetes dos molares”) porque acontece muito de descolar. Então, por segurança (até porque os dentes dos fundo são muito usados durante a movimentação ortodôntica), prefere-se bandar. É mais garantido.

      Se o aparelho ainda não foi instalado embaixo, deve haver algum motivo. Um bastante recorrente é que você tenha mordida profunda, e aí não haveria espaço para colar os bráquetes. Sugiro que você pergunte para o seu dentista a verdadeira razão.

  249. Olá Dra. Estou fazendo tratamento numa clinica popular já 1 mês, fiz restauração nos dentes que são responsáveis pela mastigação, só que depois disso nunca mais consegui mastigar direito, sinto uma dor aguda quando mastigo algum alimento sólido. Dr me dê uma resposta para o que devo fazer, ja falei com a minha dentista mas ela finge nem ouvir, estou meio desconfiada de que algo errado aconteceu. Sei que essa dor é normal nos primeiros dias, mas 1 mes é complicado. Também gostaria de saber se a documentação que fiz para por aparelho serve para avaliar em outra clinica, caso eu queira trocar de dentista. Muito obrigada pela atenção.

    1. Helena, de 30 a 40 dias depois de feita a restauração pode-se esperar alguma sensibilidade. Mas dor aguda, como você descreve, parece-me sinal de alguma coisa mais séria. Sua dentista vai ter que examiná-la pra verificar o motivo disso, que pode ser a necessidade de algum ajuste na restauração (“restauração alta”), alguma bolha de ar que tenha ficado dentro dela… seja o que for.

      Sim, se você pagou por ela, a documentação ortodôntica é sua e é seu direito levá-la consigo para quaisquer fins. Digo “se você pagou” porque algumas clínicas arcam com os custos da documentação ortodôntica (do que eu discordo, mas…). Nesse caso, seria justo que você pagasse por esse custo antes de retirá-la.

  250. Olá,
    Estou sentindo que estão me enrolando para retirar meu aparelho fui la decidida que eu iria tirar e eles inventaram um monte de taxas, exames e blablabla…
    Gostaria de saber se alguem conhece um dentista que possa retirar o meu aparelho rápido pra ontem…
    Obrigado

    1. Liane, por que exatamente você acha que está sendo enrolada? Não acho legal (nos dois sentidos de “legal”) a cobrança de multa para interrupção de tratamento ortodôntico, pois acredito que se o paciente quer interromper o tratamento é uma opção dele. De qualquer forma, acho importante sim fazer pelo menos uma radiografia panorâmica quando da remoção do aparelho para verificar a integridade óssea e das raízes dos dentes. É uma segurança para você e a comprovação de que, a a partir dali, qualquer problema que você eventualmente venha ter não é mais responsabilidade do seu atual ortodontista. Ainda, a remoção do aparelho é um procedimento como qualquer outro, e deve ser cobrado sim, independente de quem vá remover o seu aparelho (seu atual ou seu novo ortodontista).

  251. Olá, nossa como gostei deste blog… me ajudou tirar muitas duvidas. Eu começei a usar aparelho esse ano, foi dificil, pois axo complicado e doloroso… só coloquei mesmo pork o dentista disse que minha mordida era profunda… mordia totalmente errado, na realidade fui para fazer dois implantes, então ele me indicou corrigir primeiro a mordida. Então aceitei… ja tem 4 meses isso e sinto meus dentes se moverem é interessante e dolorido kkkk mais to animada! Só que queria tirar uma duvida, é normal ele colocar as borrachias esticadas em todo dente, como elastico nossa axei horrivel… ele tava colocando as borrachinhas normal e esse mês colocou elas esticadas nossa fkou terrivel, achei muito feio, isso é normal??

    1. É possível sim, Taina! Se o caso for mais simples, o tempo tende a ser menor. O que define o tempo de uso do aparelho é a complexidade do caso e a resposta do organismo do paciente ao tratamento.

  252. Com frequência tenho observado em minha clinica a procura da colocação de aparelho ortodontico somente para enfeite, isso tem q acabar.
    Profissionais inescrupulosos fazem esse tipo de coisa por alguns trocadinhos a mais.
    Tento explicar aos pacientes as consequencias maléficas dessa colocação. Uma pena q os próprios dentistas estão desmoralizando a classe fazendo esse tipo de coisa. Ortodontia é coisa séria, esses atos de profissionais sem carater ,saõ no minimo atos criminosos contra a saude da população q quase sempre são pessoas humildes.VAMOS MORALIZAR A ODONTOLOGIA….

  253. Coloquei aparelho faz 1 ano e nao vejo resultados… ontem acordei com uma dor forte forte em um dente e hoje ele esta quase partindo. O meu dentista sá atende aos sabados mas a clinica abre todos os dias (ele so ta na clinica aos sabados). O que eu devo fazer?
    Obrigado

  254. Bom dia!

    Eu posso ter algum problema se eu ficar 3 meses sem fazer a documentação ou ainda está em tempo? Isso pode me prejudicar?

    Muito obrigada!

    1. Cira, o ideal é fazer a documentação ANTES de colocar o aparelho, mas antes tarde do que nunca. Veja esse texto: https://medodedentista.com.br/2012/03/colocar-aparelho-sem-documentacao-ortodontica-pode.html

      Porém, se você se refere à manutenção, o ruim é que durante 3 meses seu aparelho fica sem ativação, o que atrasa o tratamento. Não há nenhum problema direto, mas lembre-se que a consulta mensal serve também para que o dentista avalie como anda a higiene bucal do paciente, que fica muito dificultada com o uso do aparelho. Portanto, é bom se esmerar mais ainda na escovação.

  255. Olá,
    Gostaria de saber se após uso de aparelho ortodôntico fixo e usando o móvel direitinho, há possibilidades dos dentes entortarem ou voltar como era antes. É que já ouvir pessoas falarem que sim, mas acredito que deve ter tido imprudência quanto ao uso do aparelho móvel.
    GRATA.

    1. Mariane, usando as contenções como indicado, as chances dos dentes entortarem de novo são mínimas. E mesmo sem usar, os dentes não entortariam “como antes”. O que acontece após a remoção do aparelho fixo é que há uma “reacomodação” dos dentes, e as contenções, removíveis ou fixas, servem exatamente para minimizar os efeitos dessa reacomodação.

  256. Bom eu to com aparelho tem dois meses e até hj o meu dentista não colocou aquele bracelete que aperta ou segura o aparelho, minha dúvida é? Será que esta certo ou eu estou usando esse aparelho atoa até então ele ja colocou a burrachinha pra separar os dentes e ja tirou tb e fez um moldura do meus dentes e colocou o tal bracelete nessa moldura e levou com ele.

    1. Luiz, os “braceletes” se chamam bandas e, dependendo do planejamento do seu dentista, elas podem ser colocadas mais tarde mesmo. Mas, mesmo sem as bandas, o aparelho está funcionando normalmente, fique tranquilo… não são elas que fazem ele funcionar. Pelo que eu entendi, seu dentista vai usar as bandas para alguma mecânica específica, associá-las a uma barra que vai no céu da boca (barra palatina) ou a algum tipo de aparelho ortopédico (um disjuntor, por exemplo). Por isso ele não instalou as bandas ainda e elas foram junto com a moldagem… o conjunto será encaminhado provavelmente a um laboratório, onde será confeccionado o que ele pretende. E aí sim, as bandas serão instaladas.

  257. Esse seu blog ficou muito instrutivo! Parabéns! Considere a possibilidade de realizar esse tipo de divulgação na região metropolitana. De repente, entre em contato com as Secretarias de Saúde para a elaboração de uma campanha educativa. As pessoas mais carentes acabam excluídas da web, no entanto são alvos fáceis para condutas inescrupulosas de alguns profissionais. Um abraço!

  258. Meu sobrinho colocou aparelho fixo, mas seu dentista nao pediu a documentaçao! Isso nao ocorre so com ele, mas sim com todos pacientes que o procuram em sua clinica, como devo proseguir nesse caso?

    1. Andreia, tenho ouvido cada vez mais essa história de começar tratamento ortodôntico sem fazer os exames. Eu acho que não dá. Às vezes as radiografias que vêm na documentação, em si, já contra-indicam a instalação do aparelho. E como é que o dentista vai planejar o tratamento sem ter nenhum dado concreto em mãos? Eu não faço dessa forma, e acho meio irresponsável que se faça assim por aí.

  259. Olá, eu vou tirar o aparelho mês que vem, e queria saber uma coisa quando eu colocar o aparelho móvel.Eu vou poder escolher qual o tipo de aparelho móvel eu quero usar ? tem um de ferro e um invisível, eu quero o invisível mais não sei se minha dentista tem ele lá. Se lá não tiver esse móvel invisível eu posso retirar o aparelho em outra dentista e por esse móvel invisível ? Eu usei aparelho 3 anos não quero tirar o aparelho fixo para colocar um outro com ferro na frente. Porque eu tenho um amigo que usa esse aparelho móvel de contenção invisível, e se eu pedir para ele me falar onde fica esse dentista aí ela colocasse o aparelho invisível em mim. posso fazer isso ? OBRIGADOO

    1. Diego, não sei exatamente a qual aparelho removível invisível você se refere… mas não é muito usual. Acredito que possa ser feito de 2 formas: ou com um arco estético (aquele que vem com uma “capinha” clara) ou ser uma espécie de dispositivo que vai encaixado nos dentes, como naquelas moldeiras para clareamento, só que rígido. Não sei que tipo é o do seu amigo. De uma forma ou de outra, converse com a sua dentista para ela verificar com o laboratório que confecciona os aparelhos a disponibilidade da versão estética. Acredito que não seja caso para trocar de dentista… 🙂

      1. Olha, ela falou que não tem esse aparelho la, e não mexe com ele.Eu não vou usar essa contenção de ferro não vou aguentar mais anos com isso na boca… Não posso remover o aparelho e colocar essa contenção invisível em outra dentista não ???

        1. Diego, se você não vai usar a contenção convencional, recomendo que procure um dentista que trabalhe com o tipo de contenção que você quer e faça uma avaliação. Porque ficar sem, não dá.

          1. E o que eu vou fazer com a outra dentista (que não tem o aparelho invisível) vou parar o tratamento lá ? ou vou simplesmente sair e não voltar mais lá ?

          2. Diego, eu acho que o melhor é sempre conversar. Abra o jogo com ela, deixe claro que se não for o tipo de contenção que você quer, você não vai usar. E você TEM que usar. Assim, ou ela vai oferecer alguma opção ou vai ter que encaminhar você para um colega que ofereça.

  260. BOM DIA!
    EU COLOQUEI APARELHO JÁ FAZ UM MÊS, PERGUNTEI SOBRE A DOCUMENTAÇAO E ME INFORMARAM O LOCAL, FALARAM TBM QUE EU TENHO ATÉ 3 MESES PARA FAZER ESSA DOCUMENTAÇÃO, ISSO PROCEDE?

    1. O ideal é fazer a documentação ANTES de instalar o aparelho, pois algumas vezes os achados radiográficos até contra-indicam a instalação. Ainda, o dentista precisa avaliar a documentação para poder planejar o tratamento. Se foi feito o contrário, recomendo que você providencie os exames o mais rápido possível.

  261. Olá tenho 11 anos irei fazer 12 esse mês, eu queria fazer uma pergunta: eu quero muito usar aparelho, serio mesmo acho muito bonito e diferente, o dentista falou que eu preciso pois meus dentes são grandes e não dara espaço para outros nascerem e realmente meus dentes são grandes. Mas minha mãe falou que eu não preciso so que eu quero usar, me falaram que existe aparelho de enfeite e eu queria saber se eu colocando esse aparelho de enfeite eu vou precisa de manutenção ou vou ficar usando ele sem ter de pagar a manutenção? Será que eu preciso usar aparelhos porque meus dentes são grandes?

    Me envie uma mensage pelo meu e-mail se possivel.

    1. Gabriella, não. Não existe “aparelho só de enfeite”. Se alguém lhe propôs isso, com certeza não é dentista. O uso de aparelho ortodôntico requer muita disciplina com relação à escovação dos dentes e uso do fio dental. Portanto, é uma decisão séria a ser tomada. Se o dentista disse que você precisa, é melhor que você faça um tratamento de verdade. E sua mãe não tem como saber se você precisa usar aparelho ou não, já que ela não tem o conhecimento técnico pra isso, não é mesmo?! O que ela não quer é PAGAR por ele. 🙂 Lembrando que o ideal é que todos os seus dentes permanentes já tenham nascido, ok?!

    1. Fernanda, se você não precisa de aparelho, nenhum dentista irá instalar um em você. Você já fez uma avaliação ortodôntica? Converse com um ortodontista, talvez você tenha alguma correção a ser feita, e aí poderia usar aparelho e se beneficiar com isso, além de matar a sua vontade de usar. 🙂

  262. Vou colocar aparelho! Não sei quando, kkk vou la esses dias pra fazer obturação! Sera que o aparelho vai doer mt? Estou mt ansiosa.

  263. Holá dentista!!
    Minha dentista colocou alcool 70% na minha boca para limpar a banda (aparelho), isso é correto?

    1. Paola, o álcool 70% não foi feito para se usar dentro da boca, mas também não causa prejuízo necessariamente, a não ser que o paciente tenha algum problema alérgico. Se não é o seu caso, fique tranquila. A dentista provavelmente teve algum motivo mais específico para ter usado esse tipo de produto.

    1. Maryana, o aparelho alinha e nivela os dentes, além de resolver problema de mordida, ou seja, do encaixe dos dentes. Fazendo isso, pode colaborar para diminuir problemas como bruxismo (ranger de dentes) e dores na articulação da mandíbula (ATM).

  264. Oii, o que devo fazer perto da banda do meu aparelho, esta inflamada, e coçando, mesmo escovando os dentes e limpando sempre, quando passo o fio dental dói. Parece que arde. O que pode ser?

    1. Micaella, deve ser uma gengivite localizada. Comente isso com o seu ortodontista… talvez seja melhor até tirar a banda até que as condições gengivais se normalizem. E continue caprichando na escova e no fio dental!

    1. Micaella, não tenho como responder essa pergunta. Depende do tipo, da posição, do profissional que o instala, etc.. Não há um preço “médio”.

  265. Boa noite! ,
    Fui no dentista fazer minha 1º consulta. Ela falou ke preciso de uma limpeza e que estou com 4 pequenas caries!Minha duvida é se preciso de aparelho? ela não disse nada sobre esse assunto! Vc axa que devo pergunta a ela se preciso ou não?

    1. Acho sim, Talia! Só examinando você pra saber se você precisa usar aparelho. Talvez a sua dentista não trabalhe com aparelhos ortodônticos, por isso não disse nada a respeito. Pergunte para ela… se ela não for ortodontista, certamente poderá indicar algum colega para atender você.

  266. Oii,
    Obrigada por me responder ,
    É esse tipo um U invertido lá no final da banda siim. Ele faz com que o dente vai para tras né !
    Intendi.
    Valeu por tirar minha duvida !
    😀

  267. Oii,
    Queria tirar uma duvida, para que serve quando o dentista mexe no fio do aparelho fixo, faz como se fosse uma volta para cima , perto da banda no ultimo dente .
    Obrigada

    1. Micaella, não tenho certeza se entendi a “volta para cima”. Lá no fim, depois da banda, deixando o fio como se fosse um L? Pode ser um travamento do arco, que o dentista faz quando não pretende que os dentes vão muito para frente (se projetem). Se for tipo uma alça, um “U invertido”, pode ser algum tipo de dobra para levar um dente mais para trás, por exemplo. Se não for bem isso, me explica melhor pra ver se eu consigo responder a sua dúvida. 🙂

  268. Ola Dra. coloquei o aparelho fixo há dois dias em uma clinica que até onde eu sei é séria. Primeiro fiz um tratamento específico longo, e só agora pude colocar este aparelho, passei por uma avaliação com a ortodontista que me passou toda a documentação e o contrato, mas não me encaminhou para nenhuma radiografia e já colocou o aparelho. A senhora acha que há alguma coisa de errado nisso? Boa Noite!!!!!!

    1. Ana, eu acho imprudente instalar o aparelho sem pelo menos uma radiografia panorâmica antes, para garantir que está tudo bem com a sua parte óssea. Faça o seguinte: pergunte para ela por que não foi feito esse exame. Se ela disser que “não é necessário” pergunte se não tem problemma se você tiver um tumor ou um dente incluso (é só pra ela ver que você não é boba, e não pra te assustar, ok?! :)), se para o tratamento ortodôntico “tanto faz”. Aí volte aqui e me conte o que ela disse… 😀

  269. Tenho uma duvida só tenho 9 anos de idade e tenho duas primas q usam aparelho e eu acho bonito o aparelho na boca, pois tambem quero um. Na minha idade posso por aparelho sem precisão (precisar)?
    Vcs podem resolver a minha duvida?
    Gabriela Fernanda de Souza Silva

    1. Gabriela, ninguém que não precisa usar aparelho deve colocar um. Isso em qualquer idade. Faça o seguinte: peça para a sua mãe levar você para fazer uma avaliação no dentista. Se você tiver alguns dentes tortos e quiser corrigir, já é um motivo para usar aparelho!

      Porém, como você só tem 9 anos, vai ter que esperar um pouquinho pra colocar aparelho fixo. Lá pelos 12 anos todos os seus dentes permanentes já deverão ter nascido, e aí você vai poder usar aparelho. 🙂

  270. Não tenho a minima vontade de usar aparelho mas vou ter q usar.
    Digo a todos os adolescentes q não queiram usar um aparelho.

  271. Doutora, meus dentes sao um pouco tortos e no momento eu nao tenho condiçoes de pagar um tratamento mensalmente. Há algum problema em eu colocar o aparelho por alguns meses ate que eu possa começar um tratamento?

    1. Kaique, há problema sim. Primeiramente, não há benefício algum em colocar o aparelho se ele não for ativado mensalmente. Além disso, o uso do aparelho requer muita disciplina quanto à escovação, pois escovar os dentes usando aparelho não é lá muito simples. Se você ficar sem supervisão profissional por muito tempo, poderá ter problemas com cáries e gengivite. Ou seja: se você não tem condições agora, melhor aguardar. Ou, procure por atendimento em uma faculdade de Odontologia, onde o custo pode ser muito reduzido.

  272. Coloquei meu aparelho e vai fazer um mes só que fiquei sabendo que a clinica fechou.
    E agora doutora to sem saber o que fazer… e minhas manutenções??? Posso fazer com outro dentista?

    1. Suendy, não só pode como deve. Se você quiser continuar o tratamento, procure outro dentista e explique a situação, ele certamente dará prosseguimento. Mas caso você queira interromper o tratamento, é obrigatório tirar o aparelho, sob pena de ter problemas de gengivite e/ou aparecimento de cáries, já que não haverá supervisão e o aparelho dificulta bastante a higienização.

  273. Oi queria tirar uma duvida,meu dentista não trocou o aro já faz 3 meses, apenas trocas as borrachas, ele alega que ta muito presa que poderia quebrar algo. Ta surtindo efeito em só trocar as borrachas… obrigado

    1. Aquino, difícil dizer sem conhecer o caso, mas é fato: a movimentação ortodôntica usa forças muito suaves, não adianta querer apressar o tratamento “apertando mais” o aparelho, sob pena de quebrar o aparelho ou provocar danos aos seus dentes. O calibre do arco (a “grossura” dele) às vezes se repete mesmo de um mês para outro.

  274. Bom, coloquei meu aparelho hoje e não to sentindo dor nenhuma que muita gente diz sentir… normal? E gostaria de saber se com esse aparelho fixo convencional irá consertar a minha mordida que a parte de cima é pra frente forçando meu maxilar, principalmente na hora de dormir… obrigada.

    1. Patricia, cada paciente sente de uma forma. Uns reclamam bastante do incômodo, que não conseguiram comer direito na primeira semana usando o aparelho… outros, como você, não têm grandes problemas. É perfeitamente normal, e depende também de quão tortos estão os dentes.

      Sim, o aparelho fixo irá consertar a sua mordida. Abraço!

  275. Oi, bom dia!

    Gostaria de saber por que minha documentacao tá demorando pra ficar pronta? Tem mais de 10 dias e nada!
    Gostaria de saber se posso tá tratando dos dentes com o aparelho. Obrigado.

    1. Oi Angelica! É melhor que você se informe no laboratório onde você fez a documentação… mas é normal demorar de 1 semana a 10 dias pra ficar pronta mesmo. Se você fez a documentação, é porque um ortodontista examinou você e a encaminhou para os exames, não é mesmo? Então, converse com ele sobre como será o seu tratamento ortodôntico e quando você poderá instalar o aparelho. Abraço!

  276. Oi,boa noite!
    tenho algumas dúvida…
    o meu dentista me informou que eu preciso usar aparelho.
    gostaria de saber se eu posso pagar o aparelho e a instalação nesse meu dentista e
    fazer as manutenções com outro dentista ???
    a obturação de resina é durável?
    obturação de porcelana e resina é a mesma coisa?
    quais cuidados devo ter,para que minha obturação não escureça??
    Grata pela atenção…

    1. Pábula, não é o ideal. Isso porque cada profissional trabalha com o material e a técnica que prefere, o que pode ser diferente daqueles usados por outro dentista.

      A restauração de resina é durável sim, mas essa durabilidade depende muito dos hábitos alimentares e de higiene do paciente, além da própria qualidade da resina em si. Uma restauração em resina pode durar 6 meses, 1 ano, 2 anos, 5 anos…. Pra que a restauração não escureça é bom evitar alimentos com muitos corantes, cigarro, bebidas escuras. E caprichar na higienização.

      A restauração em porcelana, na verdade, é uma pecinha protética. Ou seja, é feita de forma indireta num laboratório de prótese e cimentada sobre o dente do paciente pelo dentista. Essa peça pode ser feita em resina também, mas existem resinas que podem ser usadas diretamente na boca do paciente, fazendo-se uma restauração direta.

  277. Olá doutora, é que eu tenho que por aparelho pelos meus dentes serem muito tortos, porém não acho um bom preço que caiba no meu bolso, então eu gostaria de saber quanto é a mensalidade com você?

    1. Oi Thayse! Pra saber quanto custa um aparelho (tratamento ortodôntico) só fazendo uma avaliação, pois cada caso é um caso. Mas se você está com dor de dente, provavelmente não é caso para aparelho. Aconselho que você procure um dentista para que ele verifique o motivo dessa dor e se realmente você precisa usar aparelho.

  278. Comecei o meu tratamento nessa semana, pois tenho dois dentes que são acavalados e a mordida não é perfeita! Acho bonito quem usa aparelho, mas procurei um especialista pra melhorar a minha saúde bucal! Por isso vim aqui perguntar, qual a cor do braquet que você recomenda pra pessoas que usam óculos (meu caso)? Adorei o site, explicou as dúvidas que eu tinha, agora só falta essa!
    Beijos

    1. Oi Ritieli,
      Bom ouvir um paciente falando em “melhorar a saúde bucal”… a ideia é essa! Foi o que eu quis dizer com este post: não há problema nenhum em achar o aparelho bonito, mas pra usar tem que haver um motivo clínico… só de enfeite não é uma boa ideia…
      Então… é a primeira vez que me fazem essa pergunta, pelo menos a primeira relacionando a cor do aparelho com os óculos. E essa questão de cor é bem pessoal… depende até da personalidade da pessoa. Eu, quando usava aparelho, gostava de cores mais alegres, porque combinava com o meu tipo de humor. Pessoas mais sóbrias, preferem ser discretas. Quanto aos óculos, depende do tipo também, né?! Mas não acho que interfira tanto… escolha as cores como se você estivesse escolhendo a cor das suas roupas… não tem erro. E dê uma olhada neste post aqui das OdontoDivas

      1. Oiii, queria q vc me ajudasse a esclarecer algumas dúvidas, então queria saber se é confiável colocar primeiro o aparelho depois fazer a documentação? Desde já agradeço… eh q o meu colega foi ao dentista e no mesmo dia colocou o aparelho e depois eh q foi fazer a documentação. Isso pode ser correto?

  279. Um certo dia comecei um tratamento clínico em uma “clínica popular”, até aí ok. Mas um certo dia o dentista me ligou para ir lá fazer o orçamento do aparelho, pois lá a ortodontista vem mensalmente apenas. Cheguei lá e logo ele falou “você vai por aparelho hoje”.

    Aí o indaguei: “E a documentação?”
    Ele me disse: “Nós providenciaremos depois!”

    Ai vi ele e a ortodontista cochichando e logo ela me chamou, colou os bráquetes, colocou o fio e coloquei a borrachinha… aff já fiquei de pé atrás.
    Depois de um tempo, consultei com um Ortodontista sério e ele me disse que seria necessária a remoção daquele “aparelho”, pois o meu caso não é apenas o dente, mas a mordida e a estrutura óssea – e aquele aparelho ortodôntico da clinica poupular estava de enfeite (como no título deste post), e não resolveria nada.

    Ai, transferi meu tratamento a essa clínica séria, removi o “enfeite” aguardei um tempo, fiz a documentação. E logo que minha documentação chegou, o meu ortodontista atual jogou limpo comigo: “Seu caso é caso pra cirurgia ortognática, classe II, o aparelho vai ajudar melhorar, mas o que vai resolver seu caso é a cirurgia”.

    Hoje tem 1 ano que estou nessa clínica e estou satisfeita com o resultado. Bom graças a Deus estou nas mãos de um excelente profissional, limpo, ético e já melhorou 70% do meu caso e em breve, se Deus assim permitir vou fazer minha cirurgia! Viu a diferença? Tem clínicas populares que só querem ganhar dinheiro às custas dos pacientes e já tem clinicas sérias comprometidas com a saúde bucal.

    E o que fiz na clinica popular? Nada, abandonei…

    1. Verinha, infelizmente esse tipo de situação não é incomum. Que bom que você está nas mãos, agora, de um profissional sério. Muito obrigada pelo seu testemunho. Abraço!