Aparelho ortodôntico machucando? Veja o que fazer!

Se tem um assunto que rende em qualquer blog de Odontologia é aparelho ortodôntico. Quem usa quer tirar logo, quem não usa quer colocar, quem usou quer usar de novo e quem não precisa acha que é enfeite! Não, não é. Já expliquei aqui no blog o que faz um ortodontista, que tratamento ortodôntico é coisa séria e que aparelho não é acessório fashion.

Querendo ou não querendo, usar aparelho pode machucar a bochecha, principalmente no início do tratamento ortodôntico. Isso acontece porque as pecinhas do aparelho, chamadas de bráquetes, ficam atritando na mucosa, que não está acostumada a isso, já que os dentes têm a superfície lisa. Resultado: incômodo, vermelhidão, ardência e, em último estágio, feridas e aftas.

Mas há como prevenir o problema. Existem no mercado alguns tipos de protetores para aparelho ortodôntico, que visam evitar o atrito do aparelho com a bochecha. Os principais são as “cerinhas” em bastão (ou já em bolinhas), as fitas protetoras e os protetores plásticos.

Cera ortodôntica em bastão:

É opção mais famosa e mais usada. É também a mais fácil de se encontrar pra comprar, muitas farmácias comercializam esse tipo de protetor. A cera é bastante maleável, então basta pegar um pedacinho dela com os dedos e fazer uma bolinha. Aí, é só colocar a bolinha em cima da peça do aparelho que está machucando a bochecha. É preciso remover a cera pra comer e pra escovar os dentes. Depois da higienização, você pode colocar uma nova bolinha.

cera ortodontica
Cera ortodôntica em bastão

Cera ortodôntica em bolinhas:

A cera é a mesma, mas em vez de bastões, as bolinhas já vêm prontas. É boa pra quem tem preguiça de fazer as bolinhas 😉 . As bolinhas já têm mais ou menos o tamanho a ser utilizado, o que pode ser uma desvantagem quando a pessoa precisa proteger áreas maiores. Mas de forma geral, é mais prática. Não é tão fácil de achar nas farmácias.

Cera ortodôntica
Cera ortodôntica em bolinhas

Fita protetora para bráquetes:

Consiste em uma fita transparente que é colocada sobre todo o aparelho, na sua extensão. É uma boa solução para aquelas pessoas que sentem o aparelho todo machucando, não só um bráquete ou gancho. Imagine só colocar bolinhas de cera no aparelho todo… haja cera 😉 ! Basta segurar a fita entre os dedos, posicioná-la e comprimi-la sobre os bráquetes. É preciso remover pra comer e pra escovar os dentes, claro.

Fita para bráquetes
Fita protetora para bráquetes

Protetor plástico / de silicone para bráquetes:

Esse tipo de protetor é um arco com uma canaleta que envolve todos os bráquetes do aparelho, à semelhança da fita protetora (e é mais fácil de achar pra comprar do que a fita). É mais uma opção pra quem sente o aparelho todo machucando. O protetor plástico / de silicone também precisa ser removido pra comer e pra escovar os dentes. Ele pode ser reutilizado, mas antes precisa ser higienizado, o que pode ser feito com sua própria escova de dentes (embora o ideal seja ter uma escova só pra isso, pra não estragar a sua).

Protetor de bráquete
Protetor plástico para bráquetes

Uma opção nacional desse tipo de protetor bucal é o Pró-Lip, que é comercializado e distribuído pela Global Médica (Curitiba). Sobre:

O Pró-Lip é um protetor bucal de silicone, desenvolvido especificamente para o uso conjunto com o aparelho fixo durante o tratamento ortodôntico. Sua função é proteger a mucosa oral do contato direto com os bráquetes, evitando o  surgimento de aftas, feridas e possíveis lesões provocadas por atividades cotidianas. Auxilia também na pratica de atividades esportivas, uso de instrumentos de sopro, etc.

Protetor bucal de silicone
Protetor de silicone para bráquetes

Pró-Lip é um produto nacional com registro na ANVISA, está disponível em diversas cores e é reutilizável (3 meses). Sua aplicação é rápida e prática, podendo ser feita pelo próprio paciente, a qualquer momento. Tem coloridos e em vários tamanhos. Mais informações e se você quiser comprar, no site: Pró-Lip

Protetor fotopolimerizável:

Essa é uma ótima opção, porém só o seu ortodontista pode colocar, não tem como você fazer isso em casa. Consiste numa resina, parecida com aquelas usadas pra restaurar os dentes, que é aplicada sobre as regiões do aparelho que têm mais potencial de machucar (“pontas”, ganchos, etc.). Essa resina é então fotopolimerizada, ou seja, “endurecida” via exposição a um tipo especial de luz.

Protetor fotopolimerizável
Protetor fotopolimerizável

* * *

Aí estão várias opções pra evitar que o aparelho ortodôntico fixo machuque sua bochecha ou sua língua. Lembrando que essas são sugestões para proteger você de pequenas lesões causadas pelo atrito do aparelho, o que é algo comum, que acontece com todo mundo em tratamento ortodôntico. Caso você use aparelho e pratique esportes de contato ou com bola, sugiro a confecção de um protetor bucal personalizado. Consulte o seu dentista!

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Ortodontia

Marcadores:

360 comentários

  1. Boa noite!
    Meu nome é Ana, tenho 27 anos e coloquei aparelho ortodôntico autoligado ha 2 dias. Hoje quando estava observando o aparelho no espelho, percebi que o dentista colocou uma grande quantidade de resina para colar os braquetes nos dentes, e acabou colocando entre dois pares de dentes, colando um no outro. Estou apavorada, não sei o que fazer, estou com medo de ficar com os dentes colados, o aparelho não funcionar, os dentes cariarem, e não quero voltar naquele dentista. Não dá pra escovar direito e o fio dental não entra mais. O que eu faço? Dá pra remover essa resina de entremeio os meus dentes? Ela pode prejudicar os meus dentes?

    1. Dá pra remover sim, Ana. Mas TALVEZ tenha sido de propósito, algum tipo de contenção pra que esses dentes se mantivessem nessa posição. Não sei, estou supondo, porque é bem estranho que tenha sido usada tanta resina na colagem do braquete, a ponto de “colar” dois dentes vizinhos. Converse com o seu dentista, se for de propósito ele vai lhe explicar em se não for, vai remover a resina excedente.

  2. Olá, Dra. Faz 2 meses que o dentista tirou duas cáries dos meus dentes e obturou-os, porém sinto sensibilidade neles quando tomo algo gelado. Gostaria de saber se isso é normal.

  3. Ola bom dia Dra. Gostaria de saber, que to usando aparelho há 4 dias. Será pode fumar?
    Não consigo largar. Fico preocupada que mancha os dentes. Favor me ajude responder.

  4. Boa tarde! Faz 4 meses que estou usando aparelho móvel na parte superior. Fui ao dentista essa semana e ele disse que precisava apertar este aparelho pois meus dentes estão querendo voltar como eram. Só que ele apertou DEMAIS, estou sentindo muitas dores nos dentes da frente. Muita mesmo! Isso é normal? O aparelho está tão apertado, que mal consigo colocar e tirar ele. Pra fazer isso preciso usar as duas mãos rs obrigada desde ja!

    1. Poliana, então converse com seu dentista. O fato de estar bem apertado não é um problema em si, mas se você está tendo até dificuldade de colocar, é bom reavaliar.

  5. Oi Dra, tudo bem?… coloquei o aparelho faz uns dois meses, e semana passada quando fui fazer manutenção, a dentista falou que não conseguiria acertar os meus dentes da frente (eles são pra frente), ela disse que a raiz do meus dentes estão muito proximas a gengiva e se ela tentasse “puxar” os dentes pra trás, a raiz sairia “pra fora” da gengiva… Queria saber se isso que ela disse está correto, e se não teria alguma forma de eu acertar isso, pois queria que meus dentes em alinhamento “perfeito”… obrigado pela atenção!

    1. Isso pode acontecer sim, Joelson. Porque o osso tem uma certa espessura, e às vezes não há muito espaço pra levar os dentes pra frente ou para trás. Deve ser o seu caso. Talvez seja possível fazer alguma extração. Converse com a sua dentista.

  6. Gostaria de tirar uma dúvida sobre a higiene quando se usa aparelho.

    Quero saber se escovar os dentes apenas (após o almoço e antes de dormir), passar fio dental (somente antes de dormir) e escova interdental (somente a noite) evita cáries???

    Ou devo fazer mais higiene bucal?

    1. Andressa, o ideal é escovar os dentes e usar o fio dental após cada refeição, principalmente quando se usa aparelho e a higiene fica dificultada.

  7. Olá, usei aparelho de dente por 4 anos. Não sei, mas só reparei esse ano. No primeiro molar superior esquerdo, onde se põe a banda, na parte interna, exatamente naquele arco que faz o dente e o céu da boca contém uma mancha escura, tem o aspecto de um abscesso. Mas não sangra e nem dói. É possível que seja marca do uso da banda?

    Sales.

    1. Sales, pode ser da banda, sim. Pode ser que seja só uma mancha, mas se há uma alteração, é bom um dentista avaliar pra ver se não é cárie.

  8. Bom dia, coloquei o aparelho na parte de baixo ontem, e apenas quando vou comer que está machucando minha boca. Tem algum jeito pra melhorar?

    1. Tacyane, é provável que tenha. Depende do que está machucando você. Converse com o seu ortodontista pra identificar o problema, só assim dá pra propor alguma solução.

  9. Boa noite, Dra. Coloquei o aparelho autoligado faz 1 mês e pouco, possuo 4 dentes de leite, porém já tenho 21 anos de idade. Tirei o Raio X e não tenho dente pra nascer no lugar dos de leite, meu dentista não me garante se eles vão cair ou não com o aparelho. Será que você poderia me dar uma ajudinha, respondendo se é possível que eles não caiam ao final do tratamento??

    1. É possível que eles não caiam, Andressa. A questão é: até quando? Porque é bem provável que um dia (daqui a 1 ano, 2, 10, 20) eles acabem caindo, porque dentes de leite não têm estrutura pra ficar tanto tempo assim em boca, não foram “fabricados” pra isso.

  10. Olá, Dra. Eu uso aparelho ortodontico há 5 anos, as vezes ele machuca meus labios por dentro e alguns dias depois a parte antes machucada fica como se fossem manchas escuras, é normal?
    Obs: Estou há uns meses sem fazer manutenção.

    1. Sim Millena, faz parte da cicatrização. Se você não quer (ou não pode) prosseguir com o tratamento agora, sugiro que remova o aparelho, isso pode evitar muitos problemas. Converse com o seu dentista.

    1. Chrystophe, sem saber a causa disso, não há como indicar um tratamento. Procure um dentista ou dermatologista pra avaliar.

  11. Oi, uso aparelho há 2 dias, e está me incomodando muito, pois o ultimo bracket de cada lado ficou um pedacinho do ferrinho, ai esta acabando com a minha bochecha, além da cera há algo que posso fazer, amassar o ferrinho? Cortar a pontinha com uma tesoura? Me responde e me ajuda por favor, esta doendo muito!!

    1. Douglas, a melhor solução, fora cortar o arco (o que não dá pra fazer em casa porque você não tem o instrumental pra isso) é a cerinha. A ponta do arco às vezes fica um pouco saliente sim, mesmo quando o dentista corta direitinho, porque os dentes vão se movimentando com o passar dos dias. Se possível, procure seu dentista pra cortar a ponta sobrando.

  12. Oi, boa tarde!
    Uso aparelho já faz um 4 anos, nunca tive problemas. Desde o início do ano, troquei o aparelho de convencional para o autoligado. Desde então, só passo por dor de cabeça, creio que foi mal colocado. Enfim, todo mês o fio “escorrega” para o lado esquerdo da bochecha e corta muito mesmo (fica uma ferida grande e feia). Isso é normal do aparelho autoligado?

    1. Isso pode acontecer com qualquer aparelho, Suzana. Quando a ponta do arco pega na bochecha e machuca, você pode usar a cera ortodôntica da qual falo no texto pra evitar que machuque mais.

  13. Olá doutora.
    Tenha uma duvida sobre manutenção.
    Tenho amigos meus que fazem a cada 20 dias, no meu caso eu faço 1 vez ao mês. Existe um tempo considerado ideal?
    Fazer a cada 20 aceleraria o processo?

    1. Daniel, entre 3 e 5 semanas. Esse intervalo é necessário pra que a movimentação dos dentes ocorra com segurança e com máxima eficiência. Geralmente se “arredonda” pra 4 semanas, porque fica 1 vez por mês, facilitando a agenda e o pagamento. Não dá pra afirmar que em todos os casos ser atendido a cada 21 dias aceleraria o processo, porque depende do plano de tratamento.

  14. Oi Tudo Bem? Bom, coloquei meu aparelho na parte de cima na data do dia 22/10.
    E ele começou a machucar dos lados. Tanto no lado esquerdo como no direito, e ta as pelinhas rasgando… qual você me indica? Obrigada *-*

  15. Boa tarde!

    Peço por gentileza informação: Coloquei aparelho em cima e embaixo, coloquei na segunda-feira dia 17/10/2016 (hoje 21/10/2016 faz 04 dias de instalação) e no dia seguinte comecei a sentir uma dor do lado direito (como se fosse uma afta grande), e além do incômodo da instalação do aparelho, essa ferida dói e dificulta minha alimentação; peço por gentileza orientação nessa questão. Obrigada!

    1. Sandra, essa ferida está onde? Na bochecha? De qualquer forma: procure identificar que parte do aparelho está causando essa afta e use uma proteção pra evitar o atrite entre o aparelho e a mucosa. Sugiro a “cerinha” da qual falo no texto.

  16. Olá Doutora, eu coloquei aparelho fixo ontem na parte de cima, ele está machucando muito minha boca, meus lábios estão inchados por conta do machucado, não consigo comer nada e nem falar pois pega e vai machucando, antes de colocar o atendente me explicou o processo e tals, me indicou a pomada Omcilon-A para passar no machucado… só que está muito inchado, é normal isso?

    1. Tamires, dependendo do machucado, o inchaço é “normal”, sim. Procure usar a cerinha da qual falo no texto pra proteger sua mucosa das partes mais “pontudas” do aparelho.

  17. Olá dra, faz 10 meses q to usando aparelho o meu dentista colocou um mini implante pra levantar o dente. Tem um dente q a gengiva ta entrando no bracket e ta sangrando.

    1. Dayanne, então entre em contato com o seu dentista pra corrigir isso e parar de machucar a gengiva. Enquanto isso, faça uma higienização bem rigorosa desse local.

  18. Obrigado por nos ajudar através desse blog. Minha duvida é a seguinte, coloquei aparelho no sábado. Meu canino superior direito fica lá atras, desalinhado por conta da demora pro dente de leite ter caído. No tratamento ela colocou os brackets em todos os outros dentes menos nesse que está desalinhado. Isso seria pra ela buscar espaço antes de puxa-lo? Em quanto tempo médio demora pra um canino voltar pra lugar? Um abraço e obrigado.

    1. Exatamente, Daniel. A ideia deve ser abrir espaço pra só depois “puxar” o canino. Depois do espaço aberto é rápido pra alinhar o dente, até uns 3 meses.

      E por nada, fico feliz em ajudar. 🙂

  19. Bom dia dra. Ana! Minha filha tem 13 anos, está usando o disjuntor palatino e ontem começou a usar também a máscara facial. Porém os elásticos dessa máscara estão machucando o canto dos lábios dela. A dentista falou para prender o elástico no encaixe do meio da máscara. Nós tentamos colocar no encaixe interno para ver se ficava mais longe do canto dos lábios, mas mesmo assim continua encostando e machucando, talvez pela boca ser muito pequena, como disse a própria dentista. Gostaria de saber se existe alguma proteção para que isso não ocorra? Obrigada pela atenção. Silene

    1. Silene, em princípio não. Não conheço, pelo menos, algum tipo de proteção específica para esse caso. É complicado porque não há como impedir que o elástico atrite com o canto da boca se a boca é pequena.

  20. Doutora, ontem fiz a montagem inferior do aparelho, mas não consigo mastigar nada. Quando mordo, fica um espaço entre a mordida e o dente de cima ta pegando no bracket de baixo. Minha mordida era certinha, pus mesmo só para desapinhar alguns dentes, mas agora nao consigo nem mastigar coisas simples.
    Isso é normal? Vou ficar sem mastigar por muito tempo? Bom, pelo visto vou ter que ficar assim pelo menos por um mês até voltar na manutenção. :/
    Minha experiência tá sendo traumática, e olha que esse ainda é o segundo mês.

    1. Meire, considerando que os seus dentes já começaram a se movimentar, é esperado que a sua mordida esteja alterada. Isso vai se resolvendo no decorrer do tratamento.

      1. Bom dia! Eu coloquei aparelho ortodontico apenas na parte de cima na ultima quinta feira e desde sabado a parte interna da boca e a face ate perto dos olhos doi bastante, e alem disso estou com inchaço grande no rosto, inchaço nos lábios e os olhos lacrimejando. Posso estar com alguma inflamação? Vi aqui a opção da cera e vou comprar pois no meu caso está machucando bastante.

        1. Fabiana, me parece coincidência… os sintomas que você relata podem ser de uma sinusite, resfriado, etc.. Também não vejo relação do uso do aparelho com esse inchaço que você relata.

  21. Oi Dra. Ana então acabei de chegar do dentista, eu já havia colocado aparelho em cima faz uns 6 meses, e estava esperando para colocar em baixo pois meus dentes de cima tinham que expandir para que não relacem nos de baixo, enfim coloquei hoje os debaixo, porém o doutor colocou uma masinha de baixo do dente primeiro pré- molar e no segundo pré-molar dos dois lados, e agora não estou conseguindo morder (mastigar) com o segundo e o terceiro molar, fui tentar comer um alimento agora e foi péssimo mastigar com o primeiro é o segundo pre-molar… estou com duvida se devo voltar no meu dentista, ou se devo continuar comendo assim mesmo ate acostumar?

    Aguardo a Resposta…desde já Ficarei Grato!

    1. Boa tarde Rafael,

      Foram feitos Levantes em você. Isso é comum em casos em que o paciente ao morder fica pegando nos braquetes de baixo, podendo os quebrar. É questão de tempo para você se acostumar com os levantes. Com o tempo o dentista irá desgastando aos poucos.

  22. Boa tarde! Coloquei o aparelho ortodontico ontem (13 de setembro) e em cima de 3 braquetes (esses estão nos dentes mais pro canto dos labios) tem uma espécie de “bolinha” de ferro, e essas tais bolinha estão prendendo e machucando, ai penso que pode ser o arame que foi cortado e sobrou esses resíduos (não tenho certeza, não entendo nada), o braquete em si não esta doendo nem nada, então pensei se posso cortar com algum alicatinho a “bolinha” em cima pra ver se para de incomodar, mas não sei se posso.

    1. Bom dia Silvia,

      Não corte essas bolinhas pois elas terão utilidades mais pro final do tratamento. Aconselho que compre a cera ortodôntica e coloque sobre o braquete que está te machucando. Essa cera é vendida em farmácias. Fique tranquila que nos primeiros dias esse desconforto é normal, com alguns dias o lábio vai se adequado a mudança e ficará tudo normalizado.

    1. Sim, acontece. Nesse caso, é com usar as proteções que sugiro no texto até que sua língua e sua mucosa se habituem ao uso do aparelho.

  23. Olá doutora! Coloquei a banda ortodôntica “borboletinha”, como meu dentista disse, há 3 dias, e ela está me incomodando demais! Doi muito pra comer, pra engolir e até para escovar os dentes, estou me alimentado de apenas líquidos desde então, estou usando a cera, mas para comer ela sai, e então não consigo comer. É normal esse tamanho desconforto?

    1. Maria Fernanda, creio não se tratar de uma banda, mas de um tipo de disjuntor palatino. Incomoda, sim. A tendência é do paciente se habituar ao uso sem problemas, mas leva um tempinho.

  24. Dra. Já tem mais de 5 meses que coloquei o aparelho fixo e uns dois meses pra cá não estou aguentando mais o anel (na parte superior esquerda) minha gengiva está muito sensível e só poderei ir semana que vem só dentista.

    A senhora indica algo pra passar a dor? Me disseram que se eu conseguir folgar o anel seria melhor, isso é verdade?

    1. Bom dia Maria!

      Aconselho não mexer no anel e sim ir ao seu dentista e relatar o que esta acontecendo. Certamente ele terá a melhor solução para o seu caso.

  25. Dra, coloquei o aparelho móvel vai fazer seis meses, sendo que o meu céu da boca começou cortar, isso e normal?

    1. Não é muito fácil de achar mesmo, Debora. Talvez você só ache em lojas de artigos odontológicos (Dentais ou Dentárias).

  26. Bom dia, dra! Estou usando a barra palatina no ceu da boca há 6 dias. Minha lingua está muito ferida, em carne viva, mas é somente do lado direito. Nao consigo comer nada, so liquidos. Isso é normal, passageiro ou acha que foi erro de colocacao?

    1. Via de regra é passageiro, Renata. Questão de adaptação. Mas não hesite em procurar seu dentista pra reavaliar, talvez possa ser feito algum ajuste.

  27. Olá doutora, coloquei contenção móvel inferior da boca ha 4 dias e é um caso a parte, pois não tenho os dois dentes anteriores a presa, e existem dois dentes “falsos” junto desse aparelho pra segurar o buraco até uma possível prótese, não sei como se diz. Só que sinto que está muito fundo os plásticos do lado da gengiva e isso machuca totalmente, está ha 4 dias em carne viva e raspado, a dor é terrível, tenho que tomar mt remédio pra dor. Já fui 2 vezes ao dentista para resolver isso e foi feito dois ajustes, mas a dor de quando encaixa ou tira é muito grande, além de machucar ainda mais o que já está machucado. A doutora disse que já fez o máximo de ajustes e que agora é adaptação, mas creio que isso não é normal, além de cortar minha boca ainda machuca a parte que liga a língua e a parte de baixo, a minha língua já está começando a rachar nas pontas e simplesmente não consigo comer quase nada, pois toda vez q tiro ou coloco dói, isso inibi minha alimentação. Existe outro tipo de contenção para a parte inferior móvel que possa ajudar? Creio que não me adaptarei a algo assim.

    1. Ana, realmente não dá pra ficar assim. Mas talvez o problema, agora, seja de aguardar as feridas cicatrizarem, talvez o aparelho só esteja machucando porque já está machucado. Tente ficar algum tempo sem a contenção (por 1 ou 2 horas quando você estiver em casa, por exemplo), pra dar uma “folga” pra gengiva. Você está passando algum remédio? Quanto à contenção de baixo, ela é fixa (aquele fio colado atrás dos dentes)?

  28. Bom dia! Coloquei o aparelho fixo autoligavel 2 dias atrás e ele está me machucando muito, quando eu vou sorrir os meus lábios não voltam para baixo, eles acabam enroscando no aparelho e ferindo o cantinho dos lábios, gostaria de saber se isso é normal, obrigada!

    1. Acontece, Gabrielle. Nos locais em que o aparelho está machucando a mucosa, você pode usar a “cerinha”, como explico no texto. Deve ajudar.

    1. Rosiane, o aparelho removível só se usa depois que o fixo for retirado, ou seja, depois que o tratamento ortodôntico tiver terminado. Ele é usado como contenção, ou seja, pra manter o resultado obtido no tratamento ortodôntico com o aparelho fixo.

    2. Doutora, coloquei o aparelho móvel ha menos de 1 semana e está machucando muito a parte do acrílico no céu da minha boca, bem na parte final do aparelho. Já está começando a atrapalhar na alimentação. Isso é normal?

    3. Bom dia Dra, ontem coloquei a contenção, mas notei que não consigo encontrar minhas arcadas quando mordo, parece que o ferrinho impede que elas encostem, fora que meus dentes estão doloridos, é normal não conseguir fechar a mordida?

      1. Daiany, dependendo de como foi feita essa contenção, é. Os dentes podem ficar um pouco doloridos nesse início sem o aparelho, pois eles estão se “reacomodando” e ocorrem pequenas movimentações.

  29. Oi, bom dia!
    Uso aparelho odontológico ha uns 3 meses e a Dentista com quem me consulto falou que vou ter que tirar 4 dentes meus para poder colocar o anel e “fazer efeito o aparelho”, eu acho que é isso, não sei direito o nome, é normal Doutora ?

    1. Tâmila, necessidade de extrações dentárias por motivo ortodôntico é algo bem comum. Pelo seu relato não tenho como afirmar essa necessidade, mas também não tenho motivo algum pra duvidar do julgamento da sua dentista. Se precisa, precisa.

  30. Olá, tudo bem?
    Coloquei um botao de nance no céu da boca. E um dos arames tá mais baixo que o outro, tá cortando minha língua, queria saber se isso acontece ou se pode ser erro do protético ou até de colocação. Obrigado.

  31. Boa tarde,
    Uso aparelho ortodôntico há cinco meses e, há uma semana e meia, comecei a sentir muita dor na região do último dente que prende o fio, ao beber qualquer coisa gelada ou mesmo ao enxaguar os dentes na escovação com água fria da torneira. A dor passa em segundos mas, enquanto dura, é extremamente severa, que parece vir da raiz do dente. Tenho a sensação de que esse dente está um pouco mole, pois quando o pressiono, posso ver o tubo que prende o fio do aparelho se movimentar verticalmente. Esse tipo de experiência já foi relatado? É normal no tratamento ou há algo de errado? Muito obrigado e parabéns pelo blog!

    1. Marcel, pode ser um problema de canal ou periodontal (nos tecidos de suporte dos dentes, gengiva e osso). Sugiro que, assim que possível, você converse com o seu ortodontista pra avaliar.

  32. Oi Dra. tudo bom?
    A minha dúvida é a seguinte, quando um bracket meu solta, a minha dentista deixa de fazer o que tinha para fazer e apenas cola ele e encerra a consulta. Sempre que descola um ela faz isso. É normal ou ela está me enrolando? Bjão.

  33. Boa tarde, coloquei o aparelho ha 1 semana para endireitar os dentes e quando fui perguntar sobre a escovação a dentista falou que era para continuar escovando normal, ela não falou sobre a escova especifica para escovar quando está de aparelho, eu não falei nada na hora pois nem sabia que existia essa escova, fiquei sabendo depois, gostaria de saber o quão fundamental essa escova é para o uso e se a dentista errou em não me informar sobre a escova, obrigado!!

  34. Dra., minha dentista botou a contenção e tem uma ponta espetando minha língua apenas na hora da mastigação, gostaria de saber se tem problema não remover a cera na hora da alimentação ?

    1. Não precisa remover, mas pode ser que ela se solte e você engula em pedacinho. Sem problema, também, se isso acontecer.

    2. Ola dra. bom dia, tem um mes q coloquei o aparelho autoligavel só q agora na minha manutenção ele colocou mais quatro braquetes na parte superior e depois disso todos os dias acordo com meu lábio superior inchado, isso é normal ? Perguntei ao meu dentista e ele disse q sim, mas é muito ruim todos os dias acordar com a boca assim !! Abcs, aguardo resposta.

  35. Oi dra., usei aparelho ortodontico fixo por um bom tempo e consegui alinhar meus dentes, agora estou usando a contenção há mais de 1 ano e esses dias percebi que um dente frontal está entortando. Será que foi erro da minha dentista, pois estou fazendo o tratamento certinho e mesmo assim estou percebendo o dente desalinhando. O que faço? Estou no final do tratamento. Tenho que pagar por um erro dela?

    1. Ronise, a contenção costuma “dar conta” de manter a estabilidade do resultado obtido com o aparelho fixo, mas dependendo do caso, pequenas movimentações dentárias podem acontecer, sim. Isso se chama “recidiva”, e é muito comum na ortodontia. Às vezes um ajuste no aparelho removível resolve isso. Converse com a sua ortodontista.

  36. Olá!
    Tirei o aparelho fixo e passei a usar a contenção móvel na arcada superior há uma semana. Tenho estranhado porque ela parece não encaixar completamente no céu da boca, além disso, é possível ver o acrílico (ele é maior do que meus dentes centrais). Quando fecho a boca, por exemplo, não consigo encostar as arcadas, os dentes incisivos batem na contenção. Tenho a impressão de que ela não foi feita a partir do molde da minha boca.
    Gostaria de saber se é comum que isso aconteça.

    1. Raquel, o ideal é que haja uma adaptação razoável, que seja confortável o uso da contenção. Às vezes o acrílico fica um pouco alto na frente, sim. Converse com o seu ortodontista, às vezes é possível fazer algum ajuste.

      1. Boa tarde! Pus aparelho auto ligavel ha dois dias e os dentes estão a doer muito, é normal? Da para aliviar a dor com remedio?

        1. Sim Miguel, seu dentes já começaram a se movimentar, por isso a dor. Você pode tomar um analgésico. Converse com o seu dentista.

  37. Olá Dra., minha filha tem 12 anos fez o raio x, e ele mostra que ela vai precisar do aparelho no ceu da boca para afastar, que o ceu da boca dela ta fechado e tem que abrir, esse aparelho doi?

      1. Boa noite doutora, tirei meu aparelho fixo há 4 meses, e só ontem minha dentista colocou uma massinha (a mesma que se usa para colar braquetes) atrás dos meus dentes de cima, ela disse que se chama contenção fixa, mas pesquisei e não tem nada a ver, pois ela foi colando a massinha de qualquer jeito e agora já esta descolando! Gostaria de saber o que eu devo fazer? Pois estou com medo de meus dentes entortarem novamente!

        1. Alessandra, se depois de 4 meses seus dentes não entortaram sem contenção, acho improvável que isso aconteça agora.

  38. Oi Dra! Coloquei o aparelho na sexta passada, o meu dentista disse que o meu problema é o que o osso do meu rosto não cresceu tanto e terei que fazer uma cirurgia para acertar isso. Acredito que o aparelho seja um paliativo! Isso tá me incomodando muito, você já pegou algum caso desses? Pq estou com receio de estar usando o aparelho sem muita necessidade.

    1. Sirlei, alguns casos cirúrgicos menos severos costumam ser tratados sem cirurgia, porque muitas vezes o paciente não quer se submeter a uma cirurgia invasiva como é a cirurgia ortognática, e é possível se obter bons resultados só com o uso do aparelho ortodôntico. A questão é: o seu plano de tratamento prevê cirurgia? O que seu dentista disse quanto a isso?

    1. Doutora, quando coloquei aparelho minha boca cortou toda na primeira semana, depois acabou .Agora, depois de 4 meses, acordei com a boca toda estragada do nada. O que pode ter acontecido? Será alguma movimentação dentária ? To pior do que quando colocou, toda estourada! Aff

    2. Não Fabiana, sei pq já engoli pois uso aparelho, mas não precisa necessariamente fazer bolinhas, pode só pegar a cera e colocar em pedaços, em sombrio (SC) q é onde moro paguei um potinho como o da foto em cerca de 3,00 reais, bem batatinho ??!

  39. Olá Dra, Boa Noite, tudo bem? Gostaria de tirar uma dúvida, meu dentista deixou o arco muito grande tanto na parte superior e inferior nos quatro lados e esta agarrando na minha boca e causando feridas, não consigo nem falar, isso nunca aconteceu antes, ele sempre cortava o ferrinho, isso e normal ou posso cortar?

    1. Vitoria, OU seus dentes se movimentaram e as pontas dos arcos “saíram” lá no fundo OU seu dentista esqueceu de cortá-las, mesmo. Acontece. Não corte sozinha não, você não tem instrumental pra isso e pode se machucar e estragar o aparelho. Procure seu dentista.

  40. Dra. Faz pouco mais de 1 ano que estou com o aparelho fixo. Na ultima manutenção (que faz mais ou menos 2 semanas) deu tudo certo, mas essa semana agora, na parte de trás superior, está me cortando!!! Já criou afta e o ferrinho fica passando por cima, é horrível… Espero a próxima manutenção?
    Minha amiga tinha uma pomadinha q passava na boca que deixava dormente e passava a dor. Recomenda? Por acaso sabe o nome desse medicamento?

    1. Marina, procure seu ortodontista antes. É só cortar a ponta do arco que para de incomodar. Pomada até ajuda você a não sentir o machucado, mas vai continuar machucando… nesse caso, seria melhor usar a cerinha de que falo no texto.

  41. Boa tarde doutora, o que acontece e que estou 7 meses sem ir fazer manutenção e ontem a noite meu dente começou a doer muito, o que pode ser?

    1. Bruna, várias coisas. Cárie (com envolvimento de canal), gengivite, problemas periodontais… depende. Procure seu dentista pra avaliar e, se você não vai dar continuidade ao tratamento ortodôntico agora, remova o aparelho. Não faz sentido continuar usando e, mantendo-o sem supervisão, você pode ter um monte de problemas, como esse que você relata.

  42. Olá! Uso meu aparelho móvel há mais de um ano e esses dias o céu da minha boca apareceu inchado em uma pequena parte. O que pode ter ocorrido e o que fazer?

    1. Difícil dizer ao certo, Bárbara… pode nem ter nada a ver com o aparelho, mas com algum trauma local (batida, bebida ou alimento quente, etc.). Aguarde mais alguns dias, o problema deve se resolver até de forma espontânea.

  43. Boa tarde, Doutora!
    Com muita resistencia, coloquei o aparelho de ceramica (eu queria o autoligado branco mas o dentista disse q nao compensava, pois é pouca coisa p arrumar), enfim… essa borracha nao dura uma semana e ja fica amarelada, eu escovo os dentes toda hora dra, nao to comendo nem alimentos escuros nada… e ele fica “de graça” dizendo q é normal. Tirando o fato q ele nao tirou sequer uma radiografia ate agora, pensei ate em desistir deste dentista e colocar em outro dentista o autoligado… É muito dificil trocar essa borrachinha eu mesma sempre q eu achar necessario?
    Obrigada!!

    1. Stela, “borrachinhas” transparentes e brancas mancham rapidinho, mesmo. Não é culpa do seu dentista, é assim… não tem jeito. O que dá pra fazer é trocar 2 vezes por mês, por exemplo. Mas quem tem que fazer isso é o seu dentista, não você (voc~e não tem instrumental pra isso, não conhece a técnica, pode descolar bráquetes, etc.). Converse com ele.

  44. Olá Dra. Eu coloquei aparelho fixo inferior ha 2 dias, está machucando a bochecha, acho que vai passar quando estiver com a banda, completo, mas ficou uma cola branca entre os dois da frente, é normal o dentista deixar cola assim saindo de um lado do breque? E se tem um jeito do dentista arrumar isso?

  45. Bom dia, Dra. O meu aconteceu a mesma coisa, tem 3 meses que estou usando aparelho, ontem coloquei o inferior, o meu é transparente, para ficar mais discreto, porem ela colocou uma cola branca que está aparecendo no meu dente. Isso vai ser ruim ? Só volto para a manutenção dia 03/07. Através da sua materia vou correndo comprar essa cera pq o inferior está cortando minha boca. Confesso que se não fosse tão caro já teria removido. Ela me disse também que a partir do mês que vem colocará os tubos, perguntei se era o anel e ela disse que não. O que seria isso?

    1. Leila, quando se coloca a banda (anel), o tubo – que é por onde passa o arco e equivale ao bráquete nos outros dentes – é soldado na banda. Sem a banda, o tubo é colado diretamente no dente.

        1. Martina, como foi isso? Ela bateu a boca? Parte o arco do fundo está “espetada” na bochecha? Me explique melhor, por favor.

  46. Olá Doutora. Estou com uma dúvida chata. Coloquei os brackets e sobrou um pouco de cola em volta. Uma amiga minha disse que está errado, q vai estragar meus dentes, manchar da cárie, fez o terror… Minha dentista disse que ela sempre faz assim, q é para não soltar fácil e que esse excesso com o tempo sai… E agora fica a dúvida. Sairá mesmo ou ela tem que retirar?

    1. Karlinha, depende do excesso. Geralmente ele não sai sozinho não. Embora realmente esse excesso posso trazer mais retenção do bráquete, traz, também, maior retenção de placa bacteriana. Se fosse eu, removeria. Converse com a sua dentista.

  47. Olá Dra. Amanhã faz 7 dias que coloquei o anel metálico, e ainda não consigo mastigar nada, pois ainda doi muito, isso é normal ou não?

        1. Acho que nem é questão de costume. Provavelmente tem algo a ser ajustado na sua banda, por isso o incômodo.

  48. Olá Dra. Sou de novo a Ana que falou consigo no início de Maio por causa de ter extraído um dente e de ter algumas dores, e que entretanto colocou aparelho. Não sei se se recorda. Mas não faz mal.
    Peço desculpa por estar a incomodá-la, mas fez esta quarta feira duas semanas que coloquei o aparelho em cima. As dores principais já passaram e já estou habituada à coisa estranha que me colocaram na boca. No entanto, ontem, da parte da tarde, comecei a sentir desconforto no último dente que tem aparelho (não tenho aparelho nos dois últimos dentes antes do siso). Não sei o que poderá ter sido, mas é um pouco desconfortável e até um bocadinho doloroso. Até a engolir, nomeadamente líquidos, me dói. Ontem para escovar os dentes à noite teve de ser mesmo devagar. Ultimamente tenho reparado que tenho sangrado dessa gengiva. Não sei se poderá estar relacionado, mas penso que não.
    O simples tocar do dente de baixo com o de cima magoa. O que poderá ter sido, Dra.? Será que me pode ajudar?

    Ficarei a aguardar.

    Obrigada!

    1. Ana, esse dente tem banda (o “anel metálico”)? Se tem, duas possibilidades: ou a banda está “alta” e encostando no dente oposto ou ela está entrando na gengiva, causando uma gengivite local. Converse com o seu dentista.

      1. Não dra. Não tem o anel metálico. Só tem braquete ainda. Dói quando toco com a lingua, quando faço bochecho depois de escovar os dentes. Sem querer empurrei o dente para cima e doeu imenso. Amanhã vou passar no consultório para saber vaga para a dentista ver. O que acha que pode ser? :'(

  49. Doutora, estou ha 3 dias com a barra palatina e devido a pressao da lingua, alem dela ficar marcada em “V”, fez um buraco (de um só lado) e sangra… notei q esta formando um “calo”, pois nesse lugar ainda sangra, existe alguma pomada q amenize isso? E é IMPOSSIVEL comer, a comida embola no arco e nao desce, e como minha lingua esta mega machucada, nao tem força p empurrar o bolo abaixo… é possivel comer com esta barra? Ou pra todo sempre é melhor alimentos liquidos?

    Obrigada.

    1. Stela, é possível comer, sim (tem que ser, não dá pra viver só de líquidos). Existe um período de adaptação inicial, mas se você acha que está muito complicado, converse com o seu dentista, pode ser preciso algum ajuste na barra, geralmente ela não incomoda tanto.

  50. Olá, eu coloquei o famoso “anel” na parte de baixo ontem, mas ta me incomodando, e quando eu vou comer alguma coisa sempre mordo o lado da boca, e ja ta tudo machucado, isso é só falta de costume ou pode ser outra coisa?

    1. Giovanna, pode ser por falta de costume, mas seria bom que seu ortodontista reavaliasse, pra ver se a banda não está interferindo na mastigação.

  51. Boa tarde! Já coloquei o aparelho perto de 4 meses e tenho várias feridas na boca, devido ao aparelho de baixo, já coloquei as fitas protectoras, mas não resulta muito bem. Sai com facilidade e eu faço pressão para colocar a bolinha no sitio. Já não sei mais o que fazer, porque as dores são muitas e ainda estou no inicio 🙁

    1. Manuela, converse com o seu ortodontista, existe um protetor fotopolimerizável, como explico no texto. Seu ortodontista pode aplicar esse protetor no seu aparelho.

  52. Oi Dra, eu coloquei a contenção móvel faz 6 dias, e agora estou sentindo uma ardência ao redor dos meus dentes siso e 2º molares superiores, como se a minha gengiva estivesse machucada, mas não está, esta ardendo e doendo por conta da contenção, existe algum tipo de remédio pra passar esse incomodo ? Pois quase nao consigo comer. Desde já obrigada !

    1. Camila, a primeira coisa é verificar junto ao seu dentista se a contenção está bem ajustada… porque se ela está machucando, pode ser necessário algum ajuste. Aí, localmente, você até pode usar alguma pomada ou fazer bochecho pra ajudar a resolver esse incômodo. Seu dentista vai recomendar algo, se for necessário.

  53. Ola Dra; eu botei aparelho há 3 dias o meu médico falou que o prazo para retirar o aparelho é de 2 anos, só que eu não me acostumei com ele, me achei estranho ou não sei pq não tenho costume ainda de me ver de aparelho; sobre ele ter falado que o tratamento duraria 2 anos, pode acontecer por exemplo do meu tratamento durar 1 ano?

    1. Leonardo, ainda é cedo pra você se acostumar. Nessa primeira semana vai incomodar e você vai se achar estranho mesmo, mas vai ser cada vez mais natural o uso do aparelho pra você. Sim, seu tratamento pode durar menos de 2 anos, mas acho improvável que dure só metade desse tempo.

  54. BOA NOITE DOUTORA, COLOQUEI O APARELHO HÁ 6 DIAS, MAS OS BRACKETS FICARAM BEM PRÓXIMOS DA GENGIVA NA PARTE INFERIOR, E ISSO ESTA ME INCOMODANDO, CAUSANDO DOR E VERMELHIDÃO, O QUE DEVO FAZER? VOU ESPERAR UNS DIAS PARA VER SE MELHORA, CASO CONTRÁRIO VOU TENTAR RETIRAR EM CASA.

    1. Francisco, não tente remover em casa! Se há alguma dúvida com relação à colagem dos bráquetes, entre em contato com o seu ortodontista pra ver o que está acontecendo.

  55. Bom noite, Ana Tokus!!! Estou usando contenção móvel há uma semana, do lado esquerdo não incomoda, mas do lado direito incomoda, aperta muito minha gengiva, parece que não foi bem feita, até o ferrinho que faz uma volta do lado esquerdo esta mais frouxo que o direito.

    1. Andreia, pode ser só uma questão de adaptação sua ao uso. De qualquer forma, o ideal é que você procure seu ortodontista e relate esses problemas, talvez algum ajuste já resolva essas questões.

  56. Doutora, tirei o aparelho fixo e coloquei a contenção superior, no entanto, vi que a contenção de algumas pessoas fica no meio dos dentes, a minha fica um pouco mais acima, e as voltas que tem nos caninos ficam na gengiva e não em cima dos dentes. É assim mesmo? Muda dependendo do caso? Outra coisa, estou usando a contenção direto, senti um dente superior desalinhado, isso pode acontecer?

    1. Carliane, pode ser normal ou pode ser que sua contenção precise de um pequeno ajuste. Então, seria bom que seu ortodontista avaliasse. Após a remoção do aparelho fixo, os dentes tendem a uma “reacomodação”, então pode acontecer de algum dente se mexer um pouquinho. A contenção costuma evitar isso… mas se não evitou, mais um motivo pra seu ortodontista dar uma olhada.

      1. Olá dra.
        Uso aparelho há 2 anos e agora meus dentes então entrando, há algum procedimento que faça com que ele fique pra frente?

        1. Talvez seja objetivo do tratamento levar seus dentes pra trás. A outra opção é “puxá-los” pra frente. Converse com o seu ortodontista.

  57. Doutora, coloquei a contenção inferior há dois dias, porém está ferindo minha língua. É normal?

    1. Carliane, acontece. Você pode usar a cera que sugiro no texto, até que sua língua se habitue ao uso da contenção.

  58. Dra., coloquei o aparelho há 3 dias e to tentando colocar cera no arame que está picando minha bochecha, mas não está aderindo no arame. O que devo fazer?

    1. Coloque um pedaço maior de cera, Rita… nem que pegue em outras parte do aparelho, também. O importante é que a parte que está machucando fique coberta pela cera.

  59. Olá Dra. Ana Tokus, faz quatro meses que eu uso aparelho ortodôntico, e nesse quarto mês a minha dentista colocou o anel no meu dente, só que na pecinha ela não colocou a liguinha na peça. Qual e a melhor cera ou outro produto q eu possa usar?

  60. Ola Dra,

    Os brackets têm tamanho padrão? Coloquei aparelho essa semana, porém meus dentes são grandes, mas minha boca é muito pequena e está completamente desproporcional a ela. Já usei na adolescência por 4 anos e nunca tive essa sensação, dá pra eu pedir um menor no meu caso? Obrigada.

    1. Renata, o tamanho varia. Tem bráquetes maiores e tem alguns “mini”. Embora os pequenos sejam mais discretos esteticamente, os maiores costumam ser mais estáveis. Sim, você pode conversar com o seu ortodontista e ver se há possibilidade de usar outro tipo, mas pode ser que ele diga não… afinal cada ortodontista trabalha com a marca / tipo de aparelho que prefere. E tenha em mente que essa troca, caso ocorra, tem um custo.

  61. Dra. coloquei as bandas hoje e vejo q a altura do dente ficou maior e na hora de comer incomoda, minha duvida é: esse excesso de cola ou massa q ficou sobre o dente com o tempo ele desgasta ou tenho q ir fazer algum procedimento ?

    1. Lucimeyre, nem deveria haver esse excesso… pois se é excesso, deveria ter sido removido. Procure seu ortodontista pra remover o excesso.

  62. Olá, eu uso aparelho, e já estou perto de retira-lo, mas faz alguns dias que o meu anel está machucando, ele forma uma marca branca do lado interior e no exterior a gengiva está um pouco inchada, até ontem estava doendo, mas hoje a dor parou, mas com ela veio a aparição de um pequeno buraco com um pouco de pus. Estou um pouco preocupado, o que devo fazer ?

    1. Jeovane, entre em contato com o seu ortodontista e relate isso. Parece ser um pequeno abscesso, provavelmente com origem na própria gengiva.

  63. Dra, o aparelho ortodôntico feriu minha gengiva a ponto de fazer um “buraquinho” que aparece o dente. Tem incomodado e o que como acaba grudando ali, o que faço?

    1. Nathalia, isso não pode acontecer… se o aparelho está machucando a esse ponto, seu ortodontista precisa verificar e corrigir isso. Converse com ele.

  64. Dra. Bom dia!
    O aparelho está machucando minha língua. Estou falando com a boca quase fechada, sem nenhuma articulação pra evitar que machuque. Só machuca de um lado.
    É assim mesmo?
    Posso fazer algo?
    Grato pela atenção.

    André

    1. André, é assim. 🙂 Algumas pessoas não sentem nenhum incômodo, outras sentem muito… varia de pessoa pra pessoa. Uma dica é usar a “cerinha” que menciono no texto e cobrir a região do aparelho que está machucando a sua língua.

  65. Olá, coloquei hoje o batente e nenhum dente meu está encostando um no outro, e por isso não consigo comer nada, pois não da pra triturar o alimento. É normal isso ?

    1. É sim, Beatriz. A ideia é essa mesmo, deixar a mordida aberta. É bem chato e incômodo, mas se é necessário…

  66. Dra, como havia falado antes, o meu aparelho móvel esta machucando a gengiva do lado de dentro da boca, nos dentes inferiores, onde o acrílico esta, fica marcando a gengiva e nesse local esta esbranquiçado, é uma inflamação?

    1. Mariana, pode ser. Quando a gengiva ou a mucosa ficam esbranquiçadas, pode ser por causa da formação de queratina, devido a um trauma recorrente. Enfim… o aparelho não pode ficar machucando. Converse com o seu dentista.

  67. Boa tarde Dra. Meu dentista colocou anel no meu último dente que por sinal é deitado, pra levantar ele na posição normal, ele colocou um braquete por dentro da boca onde ta machucando demais minha língua, e uma liga pra puxar o dente, cada vez que eu for abrindo a boca… Com esse braquete que ele colocou não tenho mordida fechada, não consigo comer… Ta certo ficar assim até ele retornar pro lugar certo??

    1. Pode ser bem incômodo mesmo, Suzi… mas se a movimentação precisa desse dispositivo fixado onde está, é preciso usá-lo.

        1. Elinelson, o ideal é procurar o seu ortodontista pra ver o que está acontecendo. Enquanto isso, você pode usar a “cerinha” que eu sugiro no texto sobre a “ponta” do aparelho que está machucando você. Vai ajudar.

  68. Doutora, faz quase três meses que eu coloquei o aparelho ortodôntico, e desde então surgiu uma ferida no arco superior da boca, no primeiro pré-molar, e já tem quase três meses e não sara… falei com meu dentista, ele disse que isso e normal!! O que acha que eu devo fazer, procurar outro dentista, me informar mais?

    1. Samuel, é uma ferida causada pelo aparelho ou coincidentemente ela surgiu há 3 meses, quando o aparelho foi instalado?

  69. Ola doutora.

    Tenho 13 anos e coloquei expansor tipo haas há 4 dias, eu não consigo comer nem tomar nada e falo de um jeito estranho, quase nem conseguindo falar. Machuquei minha língua no aparelho e começou a doer mais ainda. Voltei no dentista e ele disse que é só uma questão de se acostumar. O que eu poderia fazer pra conseguir me acostumar mais rápido? Ou para a minha língua parar de doer? Obrigada pela atenção.

    1. Hellen, você pode usar a “cerinha” de que falo no texto pra proteger sua língua de algum local mais “pontudo” do aparelho. Isso já deve ajudar bastante.

  70. Dra, coloquei o aparelho móvel ha dois dias e minha gengiva na parte inferior da boca esta machucando, e meus dentes estão doloridos, isso é normal?

  71. Doutora Ana, tudo bem?

    Faz 1 ano e dois meses que estou com o aparelho autoligavel, nessa ultima manutenção meu dentista tirou o arco superior mas nao sei se usou o mesmo arco e amassou a frente dele e colocou e pronto, dessa vez doeu bastante mas já passou, por que ele amassou?

    1. Bruna, ele deve ter feito uma dobra, visando alguma movimentação dentária específica. Mas eu ACHO, pois a intenção real dele, só ele pode esclarecer.

  72. Uso aparelho tem 1 ano e o meu prazo é de 1 ano e meio a 2 anos, porém estou satisfeita com o resultado e com problemas financeiros, e por isso gostaria de tirar e colocar contenção. Caso eu faça isso, o q acontecerá? Meus dentes permanecerão do jeito que estão agora ou corre o risco de se movimentarem mesmo que eu coloque a contenção?

  73. Olá Dra. Então, eu tirei o aparelho da parte de baixo e coloquei o ferrinho de contenção odontologica inferior, só que esta machucando a minha língua e nao estou conseguindo comer. É normal?

  74. Dra. Ana, pretendo usar o aparelho lingual e todos dizem que machuca bastante a língua, estou quase desistindo de usá-lo. A senhora acha que essas medidas podem minimizar a dor e me permitir usar o aparelho lingual?

    1. Sim, Carolina. No começo pode machucar mesmo, até o aparelho convencional pode. No caso do lingual, você pode usar a cera, por exemplo, pra proteger sua língua de partes mais “pontudas” do aparelho. Mas não se desestimule por causa disso, tem como “driblar” o problema. 😉

  75. Olá Dra, tenho aparelho ha 1 ano na parte superior, e coloquei o inferior ha uns tres dias, junto com o batente, só que estou com muita dificuldade para falar e trabalho com atendimento ao publico, gostaria de saber se vai ser sempre assim ou com o tempo de uso volto a falar corretamente novamente. Quanto tempo leva para se adaptar? Obrigada pela atenção.

    1. Marcia, você deve se adaptar, sim. O tempo varia de pessoa pra pessoa, mas entre 2 a 4 semanas você já deve estar acostumada ao uso do levante.

  76. Bom dia, Dra. Ana Tokus. Na tentativa de acelerar o processo (acredito) foi instalado um bracket interno no meu último molar superior. Como ele é maior que o de baixo, as vezes sentia a peça roçando no molar de baixo. Resultado, a ponta do meu dente de baixo quebrou. A dra acredita que isso pode ter sido um erro?? Pois ontem fui na minha dentista que fechou o buraco, e hoje acordei com o mesmo aberto novamente.
    Grato pela atenção,

    Oscar

    1. Difícil dizer sem conhecer o caso, Oscar. Talvez a ideia fosse justamente que o bráquete cumprisse esse papel.

  77. Dra.. Boa noite, a minha dúvida e q um dente de cima bate no bracket de baixo, atrapalhando a mastigação e causando desconforto total, e normal?

  78. Ola Dra. Tudo bem?
    Dra. Sexta-feira (19/02) eu coloquei a coroa no molar superior no lado esquerdo. Porém, foi necessário fazer a intrusão do mesmo.
    Ao introduzir os mini implantes na gengiva, percebi que houve um corte, ou furo causado pelo fio do aparelho bem no cantinho dos lábios. Hoje ao retirar a barba vi que fez um caroçinho no canto do lábios, onde normalmente tem um branquinho. O que eu posso fazer pra tirar?
    Se, necessário, tenho fotos do antes e depois.
    Obrigado!

    1. Alexssandro, em princípio não é necessário nada… se for só do ferimento, acaba se resolvendo até de forma espontânea.

  79. Olá Dra, coloquei aparelho fixo ontem na parte de cima e nos 10 primeiros dentes. Mas os dentes do lado direito estão doendo muito mais que o esquerdo. Isso é normal? A dor eu sei que é, mas doer em apenas um lado, achei estranho…
    Desde já agradeço sua resposta!

  80. Oi Ana, tudo bem? Bom, coloquei o aparelho de contenção (o movel) faz dois dias nos dentes superiores, e acontece que aquele ferrinho fica quase sempre nas pontas dos dentes, e tenho que mover ele para ficar no meio dos dentes. Isso é normal? Esse ferrinho influencia alguma coisa no tratamento? Ele pode ficar nas pontas dos dentes?

    Aguardando respostas 😀

  81. Doutora, tirei o aparelho e coloquei a contenção superior, mas a dentista disse que não precisava da inferior, meus dentes antes não eram muito tortos, mas estou preocupado com o risco de se movimentarem e apinhar.

    1. Pode acontecer, Mauro. Mas provavelmente a chance é baixa, senão sua dentista teria colocado a contenção inferior. De qualquer forma, converse com ela… ainda dá pra colocar.

  82. Ola doutora, faz dois anos que eu tirei meu aparelho e o ferro que a dentista colocou no lado interno do dente de baixo, pois em cima ela não colocou, só uso o aparelho móvel, mas está começando a incomodar, causando dor nos dentes, e mesmo com o ferrinho ele deu uma entortada, apenas nos dentes de baixo o que eu posso fazer ?

    1. Cristiane, se está incomodando e já houve alguma recidiva (o dente voltou a entortar), o melhor é remover logo a contenção. Se um dia você quiser, pode colocar aparelho novamente. Ou não.

  83. Olá dra, uso aparelho tem 2 anos e as bandas sempre inflamam minha gengiva, pois depois de algum tempo a banda fica mole como se tivesse solta do dente, o que posso fazer ???

    1. Bruna, avisar seu dentista, pra que ele possa remover e recimentar a banda. A banda não parece estar solta, ela deve estar, mesmo.

  84. Eu to usando a contenção que usa depois que tira o aparelho fixo, e ta me machucando muito! N consigo usar pois fez uns buraquinhos na gengiva em baixo e em cima, machucou tb, o q eu faco??

  85. Uso o aparelho normal e outro no ceu da boca, ha bastante tempo, só que agr o do ceu da boca esta me incomodando muito, a minha língua esta pra partir. Existe algum protetor o colocar na língua?

    1. Não, Marcyelle. O que existe não protetores que podem ser colocados no aparelho, de forma a proteger a língua, como explico no texto.

  86. Olá doutora… ontem a dentista tirou as 4 bandas superiores que eu estava usando para fazer a moldagem do aparelho móvel, mas estou super incomodado porque ficou espaços entre os dentes que estavam as bandas e quando como carne sempre fica um tufo nas brechas… esses espaços vão fechar?

    1. Muito provavelmente, Mauro. O fechamento é o que acontece geralmente. Só não digo que “com certeza” porque eu mesmo tenho esse problema dos 2 lados, em cima… pedaços enormes de carne param ali. 😉

  87. Eu coloquei aparelho movel no mes das crianças, coloquei de cima e de baixo, o de baixo machuca muito. A minha boca sai sangue, hoje fui tirar para comer e eu tinha percebido que tinha aberto um pequeno buraquinho perto do meu utimo dente do lado esquerdo, vou sempre ao dentista, mas quando volto para casa doi de novo o que eu faço?

    1. Sara, se há um “buraquinho”, ele precisa ser fechado. Isso explica a dor no seu dente. Logo depois de uma restauração, o dente pode ficar um pouco sensível por uns dias.

  88. Olá dra, eu usei aparelho fixo por 2 anos e agora estou usando o móvel (aquele transparente sabe, que só usa pra dormir) e tenho notado que se eu fico sem usar uns dias eu começo a sentir dor de dente, tipo quando você está com cárie sabe, dor mesmo, isso é normal? Normalmente a unica coisa que acontece quando você fica uns dias sem usar é um incômodo quando você volta a usá-lo, mas comigo é exatamente o contrário. Gostaria de saber sua opinião. Adoro seu blog, beijos!!

    1. Sim Beatriz, isso pode acontecer. Sinal de que, sem o uso da contenção, seus dentes tendem a se movimentar. Então, use sempre!

  89. Boa tarde, tem cinco dias q coloquei o aparelho, mas ha dois dias três dentes parecem q estão frouxos, é normal ou tenho q voltar no dentista, me dá a sensação de q vão cair. Grata, Leia.

    1. Sirleia, é normal que haja uma sensação de mobilidade nos dentes, pois o aparelho já começou a movimentá-los. Mas eu não classificaria como “frouxos”, é algo mais sutil. Provavelmente está tudo ok, mas se você achar necessário, não hesite em entrar em contato com o seu dentista pra se certificar disso.

  90. Gostaria de saber se os aparelhos estéticos, o de porcelana, por exemplo, machucam menos que os outros, ou se são todos iguais nesse sentido.

    1. Vanete, dá pra dizer que, nesse sentido, são todos iguais. O que machuca é o atrito dos bráquetes com o aparelho, sendo ele do tipo que for.

    2. Ola doutora, já estou quase um ano com aparelho e sempre está machucando minha boca e dando aftas, e quando passo no dentista pra ajustar doi muito e também os músculos atrás do pescoço estão com nós, isso é normal?

      1. Flavio, machucados e aftas sao comuns em quem usa aparelho, pelo menos de vez em quando alguma lesão aparece. Já os “nós” no pescoço devem ter outra origem que nada tem a ver com isso. Na próxima consulta, relate isso ao seu dentista pra que ele possa avaliar.

  91. Olá doutora…
    Coloquei aparelho há 2 meses, por conta que o meu dente canino do lado direito da parte superior não nasceu, e ele tá aparecendo agora. A minha dentista falou que eu poderia tirar esse dente que está nascendo ou tirar um de trás para o aparelho poder puxar o canino que tá nascendo. Qual seria a melhor opção?

    1. Brunna, via de regra, extrair um dente de trás (pré-molar) e alinhar o canino com os demais. É o que eu faria.

  92. Oi Dra., meu dentista me disse que não se usa mais banda nos dentes de trás, pois muita gente estava perdendo os ultimos dentes. Isso é verdade?

    1. Nem sempre o tratamento exige bandas, Carla. Os tubos podem ser colados diretamente nos molares em muitos casos.

  93. Dra. eu uso aparelho ha 2 anos, e essa semana passei por uma mudança brusca, na parte superior estou usando aquele “elástico trançado”, não sei o nome correto, depois de meses fechando outros dentes. Estou com muita dor porque todos os espaços fecharam-se de uma vez. Alguma dica para aliviar essa dor, pois nunca doeu tanto.

  94. Olá doutora. A banda da minha namorada está praticamente inteira dentro da gengiva do lado interno do dente. É possível ver uma parte menor que 1mm é o resto fica dentro da gengiva. A banda não parece solta, mas minha namorada diz que sente uma dor de inflamação. É normal acontecer isso? Faz parte do tratamento? Obrigado!

    1. Laurent, provavelmente houve uma hiperplasia gengival, ou seja, a gengiva “cresceu” sobre a banda. O fato da banda estar muito encostada ou mesmo entrando na gengiva pode estimular um processo inflamatório e ocasionar isso. Diga a ela pra conversar com o ortodontista, é provável que a banda tenha que ser removida temporariamente.

  95. Bom dia, Doutora. Coloquei aparelho faz 3 dias e esta machucando minha bochecha como todos. Queria saber se a minha bochecha vai se acostumar com o aparelho e parar de cortar.

    1. Barbara, vai. Mas de vez em quando podem aparecer alguns machucados. Pra evitar isso, você pode usar as dicas que eu dou no texto, principalmente a cerinha, que é uma solução simples, barata e que vende na maioria das farmácias.

  96. Dra. Coloquei um aparelho haas no começo do ano, e por algum problema ele quebrou e machucou muito o meu céu da boca, esperei uns 4 meses para cicatrizar e poder começar novamente o tratamento, nessa semana eu retirei ele e coloquei um ferrinho para manter o céu aberto, porem onde machucou da outra vez ficou uma bolinha, so que agora esta incomodando, devo passar algo para diminuir esse incomodo ?

  97. Oi doutora, então hoje eu coloquei o aparelho em baixo, só que o dentista só colocou nos 6 primeiros dentes parando nos caninos, so que o fio esta levantado e ta machucando muito os lábios, pois meus caninos são meio encavalados e o fio fica reto e deixando escapar-se da liguinha e fica furando, o que devo fazer ?

    1. Use a “cerinha” que sugiro no texto, Nathalia. Faça uma bolinha e coloque na ponta do fio que está machucando você. Deve resolver.

  98. Boa tarde!

    Dra., coloquei o aparelho autoligado na parte superior, e tem machucado meus lábios, já tenho colocado a massinha que a Dra. me deu, mas eu poderia comprar o protetor de plastico para colocar no aparelho e não me machucar mais?

  99. Dra. minha filha colocou um aparelho evolution, me diseram que é menos dolorido e o tempo de uso é de um ano so pra corrigir o sorriso dela, mas tem tres dias e doi muito.

    1. Lidalva, é esperado que os dentes fiquem um pouco doloridos nos primeiros dias após a instalação do aparelho. Sinal de que eles estão se movimentando. Esse incômodo vai diminuir aos poucos nos próximos dias.

  100. Olá, eu estou iniciando o tratamento, mas meu problema não é estético, vou tentar explicar.
    Não lembro desde quando, mas meu primeiro molar do lado esquerdo não nasceu e, com isso, o segundo molar e o siso nasceram por cima. Entre esse segundo molar e o outro dente antes dele tem um espaço, um buraco, que é do primeiro molar. Ele iniciou com os separadores, eu queria que me explicasse melhor qual seria o próximo passo, colocar aparelho e tentar puxar esse molar incluso? (já tirei os 4 sisos)

    1. Aline, depende do plano de tratamento. O primeiro molar pode ser tracionado ou extraído, o que for mais favorável. Se há espaço pra “puxá-lo”, seria uma boa ideia fazer isso.

  101. Coloquei o aparelho autoligado faz 5 dias somente na parte inferior, porém um dos bráquetes, do ultimo dente, está cortando minha lingua na hora de comer e beber água, coloco a massa fica legal, porém na hora de mastigar é que eu sofro, o meu orto disse que nesse dente, ele nem pode colocar a resina fotopoli…, pois esse dente tem que se movimentar e eu tenho que aguentar, mas como falei ele só machuca a língua na horas das refeições, o que devo fazer, tem alguma solução?

    1. Cleber, a solução mais simples nesse caso é a cerinha. Se ela cai, use um pedaço maior, certifique-se de que ela está bem fixa antes de começar a comer.

  102. Doutora, fui ao dentista para uma avaliação e ele disse que o lado direito da minha arcada está projetada para frente e que tenho um pouco de desvio da linha média! Ele me falou que o aparelho corrige esses problemas, corrige mesmo? E eu tenho os dois dentes da frente da parte de cima bem grandes, foi constatado pelo dentista, em meio a avaliação ele falou que eles são realmente desproporcionais, perguntei a ele se existe algum procedimento e ele disse que existe o desgaste, mas não era bom fazer porque os dentes se desgastam naturalmente com o tempo, mas eles atrapalham muito o meu sorriso, tem alguma forma de deixar-los menores, pensei até em desgastar em casa.

    1. Michel, pode ser que haja indicação de desgaste dos seus dentes, sim (NUNCA EM CASA, PLEASE 🙂 )… mas eu aguardaria a conclusão do tratamento ortodôntico pra fazer isso, se for o caso. Sim, o aparelho corrige os problemas que você relatou.

        1. Jo, o aparelho pode deixar os dentes sensíveis no começo, mas não causa “furinhos no dente”. Entre em contato com o seu dentista pra ele ver o que está acontecendo.

  103. Dra.
    Estou prestes a usar o aparelho e gostaria de saber se a cera ortodôntica e indicada ou se e melhor acostumar sem ela. E o que posso fazer para amenizar a dor!!!!!

    1. Sim Thamirys, se necessário, use a cera. Ela vai proteger sua mucosa do atrito inicial com o aparelho e evitar lesões.

  104. Oí! Estou usando um quadrihelice, mas minha língua criou uma espécie de “calo”. Estou com dificuldade para falar e até mesmo para ingerir, inclusive líquido, pois ao fazê-lo, a língua toca no aparelho e provoca dor. Qual seria a melhor solução para o meu caso?

    1. Joca, é uma situação complicada, porque remover a causa do trauma resolveria o problema, só que a causa é justamente o aparelho. Então, uma alternativa seria lucalizar exatamente que parte do aparelho está causando o “calo” e colocar uma cerinha ortodôntica em cima dessa parte pra proteger a língua. Deve ajudar.

  105. Bom dia!
    Coloquei aparelho tem 3 dias, e estou com meus lábios muitos inchados e feridos, sinto meus dentes moles, doloridos, e fico com vontade de apertar. Gostaria de saber se tem algum remédio que eu possa tomar para amenizar essa sensação. É o aparelho de porcelana.

    1. Oi Andressa,
      Coloquei o aparelho de porcelana ontem e estou com muita dor. Meus dentes estão moles e muito doloridos.
      Gostaria de saber quanto tempo depois de colocar o aparelho seus dentes pararam de doer (pelo menos desta forma aguda).

  106. Boa noite,
    Coloquei aparelho faz um mês e pouco e na última manutenção meu dente ficou irritado, parece mole e é aquela dor que dá vontade ficar apertando, será normal isso??

    1. É sim, Joseane. A dor e a sensação de mobilidade são sinais de que seu dente está se movimentando. De qualquer forma, na próxima consulta, peça para seu ortodontista avaliar.

  107. Doutora, minha dúvida é a seguinte: coloquei as bandas ortodônticas nos dois molares de cima ontem, e eles encaixaram bem. Porém, o dente em que a banda está, no lado direito, está doendo muito, pra morder, não posso escostar com força, agora o outro não está doendo nada. Queria saber se isso é normal e se vai passar pelo amor de Deus. Não estou aguentando!

    1. Pamela, não é normal, não… tanto é que o do outro lado não dói. Se a dor não desaparecer nos próximos dias, procure seu ortodontista pra avaliar.

  108. Boa noite Dra, recentemente tirei o aparelho e tenho usado a contençao, mas tenho uma ferida na gengiva e ao colocar a contençao depois de comer doi muito, devo parar de usa-la durante um dia para a ferida melhorar ou devo continuar usando ela?

    1. Fernando, o ideal é usar a contenção sempre. Se ela está machucando, tente colocar no local onde ela “espeta” a cerinha que eu sugiro no texto. Em alguns dias, a ferida deve regredir.

  109. Oi, estou usando aparelho ha mais ou menos 1 ano e agora estou usando um elástico que liga a parte superior a inferior, mas esta doendo muito.
    O que eu faço?

  110. Olá, como vai dra? Eu gostaria de tirar algumas dúvidas, uso aparelho ha pouco mais de um ano e troquei de dentista faz uns meses, esse meu dentista não troca o arco só passa um paninho no mesmo arco (nojento na minha opinião), e por mais que eu tenha dito pra ele trocar ele ainda insiste em repetir o mesmo. Mas, não é isso que vim falar. Minha gengiva está excessivamente inchada por mais que faça a higiene correta do aparelho (fio dental, escovação etc) e estou achando que é um início de gengivite (a gengiva está tão inchada que nos dentes do fundo já estão em cima do braquete), uma limpeza ajudaria a reduzir isso ? PS: ela sangra muito por maior que seja meu cuidado, isso não é algo normal né ?

    1. Taina, sua descrição é de gengivite, sim. Não duvido da sua disposição em fazer uma boa higiene, mas alguma coisa não está saindo como o previsto. O uso de aparelho dificulta bastante a higiene, o que aumenta a chance a gengivite pelo acúmulo de placa bacteriana, e o resultado é o que você descreve: sangramento e hiperplasia gengival. Converse com o seu dentista, peça algumas dicas com relação à higienização, tipos de escova, técnicas, etc..

  111. Bom dia ! Gostaria de tirar uma dúvida, tirei o meu aparelho fixo ontem e coloquei o móvel, so que o arco da frente encontra-se baixo em vista do que vejo que ficam no meio do dente, e no aro tem aquela voltinha, uma se encaixa perfeitamente no canino e a outra não, então minha dúvida é o fato do aro estar baixo, prejudica os dentes? E a contenção, ou seja, o aparelho móvel, tem como ele entortar meus dentes ou não, ele não tem essa forca? No ceu da boca e atras ta tudo certo, so este ferro baixo que ta me tirando o sono, ah é que a dentista não se encontra na cidade.
    Obrigada.

    1. Michely, é possível ajustar o aparelho pra ele se adaptar melhor (“subir o arco”). O aparelho removível não vai entortar seus dentes, pelo contrário, ele é responsável por manter seus dentes na posição em que estavam quando o aparelho fixo foi removido.

  112. Olá Dra! Eu coloquei o aparelho há dois dias e estou tendo dores e uma pequena secreção na bochecha, isso é normal?

    1. Laura, sim, o incômodo é esperado. Mas não sei se entendi bem o que você descreve como “secreção na bochecha”. Me explique melhor, por favor.

  113. Dra. Coloquei a contenção móvel vai fazer um mês, no começo tava tudo bem, mas agora ta machucando o céu da boca só de um lado, tipo fica marcado o jeito da contenção, e normal, o que posso fazer pra aliviar?

  114. Bom dia! Minha pergunta é a seguinte, seria normal estar usando aparelho nos dentes ha mais de cinco anos? Eles eram muito afastados e alguns tortos, tbm fiquei certa vez 4 meses sem ir pois estava de licença maternidade, mas isso foi ha quase 4 anos. E vejo que não tem mais o que fazer. Pq não removeram ainda? Será que estou sendo enganada? Preciso de ajuda para pedir que removam o mesmo. Obrigada desde já.

    1. Karla, é bastante tempo. Peça uma previsão de término do seu tratamento para o seu dentista, e pergunte o que ele ainda precisa corrigir. Assim você tem uma ideia do motivo da demora.

  115. Olá. Bom, a minha dúvida é a seguinte: coloquei aparelho faz dois dias. Mas eu já ouvi muita gente que usou dizer que lhe deram uma massinha para morder e fazer o molde. Porém não me deram essa massinha, eu só fiz as fotos, radiografia, os tratamentos de restaurações, raspagem, mas não me deram essa massinha. Ela é necessária?
    E eu sinto que uma das bandas está passando um pouco do dente, ou tem espaço entre ela e o dente, e incomoda muito minha língua, tenho medo de corta-la, até pq eu sinto que esse dente onde esta a banda ficou um pouco alto, pq quando eu mordo, o dente encosta normal no de baixo mas o do outro lado não encosta no de baixo, a única maneira de fazer os dois lados encostarem é entortando a boca. Me ajuda com esses problemas, por favor. Espero que tenha entendido.

    1. Poliana, a moldagem (“morder a massinha”) serve pra fazer modelos em gesso dos seus dentes, pra ajudar o dentista / ortodontista planejar o seu tratamento. Mas não é obrigatório, é o dentista quem decide se precisa ou não. Quanto à banda, chame a atenção do seu dentista na próxima consulta, pra ele verficar. Às vezes é só questao de fazer um pequeno ajuste.

  116. Olá! Gostaria de uma ajuda em uma questão. Uso o aparelho dentário desde 2009, porém faz de 4 a 5 meses que o fio tem andado me machucando a parte final da gengiva, entre a parte inferior e superior da arcada. Nesse ultimo mês chegou a furar, e está doendo bastante. Meu dentista diz que isso é bom pois é sinal que o dente está se movendo, e tenho que ficar retornando lá constantemente, porém ele não ofereceu nenhuma solução, remédio, nada, apenas retira um pedaço ou corta fora o que está sobrando. Gostaria de saber se isso é normal, pois ele troca o fio muito raramente, e me atende sempre apressadamente.
    Não quero ser anti-ética, mas acho a situação muito esquisita e a dor está mais chata que a da minha cirurgia buco-maxilo-facial.

    Agradeço a atenção e ajuda.
    Att.
    EMS

    1. É verdade Edivania, quando começa a “sobrar” a ponto do arco lá no fundo, é sinal de que os dentes estão se movimentando. Siga as dicas do post, no seu caso acho que a melhor opção são as cerinhas. Assim dá pra “ir levando” enquanto você não vai ao seu dentista pra cortar essa sobra.

  117. Olá doutora, bom vamos lá ao procedimento, pus aparelho faz já 15 dias, só que o braquete do aparelho soltou junto com o ferro, ai eu retirei o braquete e deixei o ferro, achei melhor não cortar porque para mim podia piorar, só que meu dentes estão um pouco doloridos, sera por causa dessa lesão no aparelho?
    Minha dentista só atende na próxima manutenção que sera no fim desse mês, tem algum problema eu ficar com esse aparelho desse jeito, o pedacinho de ferro que sobrou do braquete que descolou não esta machucando, esta normal, meu medo e que ocorra algum problema futuro. Obrigado desde já pela atenção.

    1. Fernando, se o arco não está machucando você, você pode esperar pela próxima consulta. Mas o ideal mesmo, seria que sua dentista atendesse você antes, pra consertar logo o aparelho.

  118. Olá Dra., meu amigo foi numa clínica que fez a avaliação, o raio x panorâmico e aplicação do aparelho no mesmo dia… isso é possível ?
    Dizem que é necessário fazer um molde, e não fizeram ! Já ouvir falar tbm que essa avaliação demora, mas fizeram com ele tudo muito rápido.
    Eu quero fazer também mas tô com medo da forma como foi feito com ele!
    obg

    1. Fernando, o mínimo necessário pra se instalar o aparelho é uma radiografia panorâmica, o que não quer dizer que isso seja suficiente pra planeja o tratamento. Claro, cada caso é um caso, mas realmente causa estranheza quando as coisas acontecem tão rápido assim. Geralmente são feitos vários exames, inclusive modelos e cefalometria (as “medidas” do paciente) pra planejar o tratamento adequadamente, e isso leva algum tempo. Complicado fazer tudo no mesmo dia…

      1. Ana, não concordo com sua resposta, não acho estranho fazer tudo no mesmo dia, a documentação leva alguns dias para ficar pronta porque a radiologia precisa fazer todo o processo, se vc dentista tem um RX, uma boa maquina fotografica, um computador e conhecimento da tecnica vc não precisa necessariamente de um modelo de gesso. Na verdade acho uma grande comodidade para o paciente e diferencial para ortodontista. Só pra finalizar, ainda nao tenho RX em minha clinica!

        1. Ok, Luiz. Se você consegue fazer tudo no mesmo dia, ótimo. Só não vejo necessidade – nem vantagem – de tanta pressa. Eu não questiono se é possível fazer todos os exames, planejar o tratamento e instalar o aparelho num dia só. Possível é.

  119. Oi dra, minha dúvida é a seguinte… Coloquei aparelho fixo embaixo e em cima ontem, eles doem, o que é normal… O que está me incomodando é que a doutora disse que seria preciso um “batente” que seria um pequeno volume de resina em cada lado para evitar que os dentes de cima batam nos brackets de baixo, Esses “batentes” ficaram um pouco alto e sinto que meus dentes não se encaixam 100% e fica um pouco difícil para mastigar, pois eles ficaram um pouco alto… Devo voltar lá para diminuir? Agora se diminuir é provável que os dentes de cima toquem no bracket, o que devo fazer?

    1. Matheus, é assim mesmo… a ideia do “batente” é manter a sua mordida aberta, o que pode ser bem incômodo. Então não adianta diminuir, pois aí os dentes de cima encostariam nos bráquetes de baixo.

  120. Dra. eu coloquei o aparelho fixo dia 30 e hoje dia 03 apareceu uma bolha, é tipo bolha de agua, isso é normal ? Mas apareceu na parte de fora da boca.

    1. Andrielly, creio que a “bolha” não tenha nada a ver com o aparelho. Pode ser herpes, por exemplo. Se continuar assim, procure um dentista ou dermatologista pra avaliar.

  121. Olá, td bem ?

    Meu problema é um espaçador da arcada dentária que fica no céu da boca, machuca muito a lingua que fica em constante contato, chega criar um calo, não tem como por cera, pois como é somente um ferro, ela não gruda, não sei mais o que fazer, é uma agonia.

  122. Olá doutora, gostaria de fazer uma pergunta. Coloquei um aparelho no céu da boca que a função dele é separar os dentes dos fundos (já está bem separado, cabe quase um dente entre os molares dos fundos). Minha dentista havia dito que já estava quase bom, tinha que abrir só mais um pouquinho de espaço. Depois que esse espaço for aberto o suficiente, terei que ficar com ele por mais alguns meses ou tirar logo de imediato?

    1. Fernando, provavelmente você vai ficar mais um tempo com esse aparelho / dispositivo, como forma de manter estável o resultado obtido.

  123. Colokei mais um aparelho n ceu da boka, ja tem 3 dias e n consigo ingerir nd a não ser liquido, e ainda com dificuldades. Ta machucado demais, n t aguentando, o q fazer ?

    1. Leila, se está machucando, seu dentista precisa verificar e, se for o caso, ajustar o aparelho. Mas o incômodo costuma existir, esse tipo de aparelho não é muito confortável, mesmo. Converse com o seu dentista.

  124. Doutora, fui na dentista hj e estava ocorrendo tudo numa boa ate que o dentista pegou um alicate e entortou o fio perto dos meu caninos… Só que agora meus dentes estão doendo muito e não sei o que fazer… E tinha um gancho que não estava segurando o elástico intra oral pq estava meio torto, ai ela pegou um ferrinho passou no dente q tava esse gancho e começou a girar ate fazer um gancho… Isso o q ela fez é correto?

    1. É assim mesmo, Bianca. Sua dentista fez uma alça no arco, isso alterou as forças na região do canino, o que movimentou seu dente, por isso a dor. Você pode tomar um analgésico, se achar necessário. Converse com a sua dentista.

    1. A cera em bastão você encontra em farmácias sim, Diego… e TALVEZ a em bolinhas. Os outros protetores, só em casas especializadas (dentais) ou direto com o fornecedor.

  125. Dra. Posso usar enxaguante dental CLAREADOR e creme dental clareador enquanto uso aparelho ortodôntico ?

    1. Leonardo, não vejo vantagem. Primeiramente porque esse tipo de produto não clareia nada, talvez apenas remova algumas manchas, se você as tiver. EM segundo lugar, caso houvesse algum branqueamento, isso não ocorreria onde os bráquetes estão colados, então poderia causar manchas nos seus dentes. Enfim: não reomendo.

  126. Olá doutora, bom dia, ha 4 meses estou usando aparelho, mas do lado esquerdo superior, no dente onde fica a banda, a gengiva está muito inchada e dolorida, e está saindo uma secreção, fui no dentista e ele tirou um excesso de cimento e falou que iria melhorar. Já faz uma semana e a gengiva continua inchada e doendo muito, não consigo nem mastigar. O que será doutora, a dor tá terrível…

    1. É uma gengivite causada pelo trauma da banda / cimento, Gislaine. Continue higienizando bem a região e, se isso não se resolver nos próximos dias, seu ortodontista precisa reavaliar pra ver se realmente a gengiva está livre do contato de qualquer corpo estranho.

  127. Olá. No meu caso os braquetes não são o problema, tenho cera ortodôntica, o problema são os elásticos que uso devido a má oclusão de classe II, eles estão machucando bastante as minhas bochechas e não tenho ideia do que pode ser feito. Tem algo que proteja a bochecha? Tem alguma ideia do que possa ser feito para me ajudar e ajudar outros que tenham o mesmo problema? Obrigada.

    1. Amanda, nesse caso é mais complicado… porque não existe um protetor específico para elásticos.

  128. Olá doutora, não pude ler todos os posts, logo se minha pergunta já tiver sido feita me perdoe.
    A minha médica tirou recentemente as borrachinha nos bráquetes e fez a fixação do fio com pedaços de fio enrolando nos bráquetes, mas isso fura muito as mucosas.
    É um procedimento correto?
    Eu já usei aparelho antes, tirei porque sofri um acidente automobilístico onde tive fraturas na face e mandibula, além de traumatismo crânio encefálico.
    Mas antes não houve esse tipo de procedimento.

  129. Doutora, eu coloquei um gancho na parte interior do ciso inferior, pq não tenho mais os molares desse mesmo lado para q pudesse ter sido colocado a banda, então o jeito foi o ciso, que é muito torto, e tbm não deu pra colocar a banda ainda… tenho q usar este bendito gancho, porém minha língua está estraçalhada, sara mas logo volta a ferir… e não consigo engolir nada. Me dê alguma solução. já estou usando nistatina, omcilon, água oxigenada, cera ortodôntica, mas nadaaaaa, sou muito dedicada… uso a liga direitinho, troco a cada dois dias, queria muito continuar mas ta complicado.

    1. Aliny, eu ia propor exatamente a cera ortodôntica. Por que não ajuda? Ela se solta? Não seria o elástico machucando e não o gancho?

  130. Olá,
    Eu usava aparelho, porém quando tirei ele, não usei o móvel e meus dentes voltaram a ser tortos… coloquei aparelho de novo e tirei ontem, mas pra não gastar muito levei o aparelho móvel que eu tinha feito antigamente pra ver se dava pra reutilizar… levei pra dentista e ela lixou algumas partes até encaixar, mas doem muito os dentes… é normal isso? Tem algum problema reutilizar aparelho móvel?

    1. Bianca, taí uma coisa na qual não dá pra economizar… não dá pra reutilizar o aparelho antigo, a posição dos seus dentes naquela ocasião e agora são diferentes, por isso a dor, esse aparelho está provocando forças sobre os seus dentes. Você precisa de uma contenção nova, se você não fizer uma nova é melhor nem usar a antiga. E se não usar nenhuma, é claro, seus dentes podem entortar de novo.

  131. Doutora, primeiramente obrigado pelo post, me ajudou muito… minha dúvida é se esses protetores vendem em qualquer lugar e se são caros? Desde já agradeço pela sua atenção.

    1. As cerinhas você encontra na farmácia, Ton. O protetor plástico e as fitas, creio que só em Dentais (lojas de produtos odontológicos), mas a venda costuma ser restrita a dentistas. E o top comfort é de uso profissional mesmo. Então, aconselho que você procure a cerinha, é bem baratinha. 🙂

  132. Oi Dra. Coloquei meu aparelho fixo ha 3 dias, e na escola eu notei uma diferença no aparelho dos meus amigos, o deles nos últimos bráquetes tem uma bolinha para botar aquele elástico com o aparelho inferior e o meu não tem :/ Eles começaram a dizer que meu aparelho era “FALSO” fiquei muito preocupado :/ A senhora pode me esclarecer? Obg 🙂

    1. Não dá pra afirmar isso, Ryan… se o seu dentista é dentista mesmo, o aparelho não é falso. Existem tubos com gancho (a “bolinha”) e sem gancho, os aparelhos de vocês são diferentes porque os tratamentos são diferentes.

  133. Dra. Ana,
    Vejo que você faz questão de responder todas as perguntas em todos os posts.
    Gostaria de agradecer e parabenizá-la por toda ajuda.
    Recentemente coloquei aparelho ortodôntico e tirei muitas dúvidas navegando aqui.
    Parabéns mesmo por toda consideração com todos nós.
    Muito obrigado.

  134. Oi doutora, eu tenho uma dúvida e gostaria de saber se pode me ajudar.
    Faz dois dias q estou usando uma placa de bruxismo para dormir (estava sentindo dores horríveis no maxilar e a minha doutora diagnosticou como bruxismo), porém chega uma hora em que eu acordo somente para tirar o aparelho, pois sinto muita dor no lado esquerdo do maxilar, e na hora q eu tiro sinto um dos dentes mole e doendo muito. Isso é normal? Devo fazer algum ajuste? Ou apenas parar de tirar o aparelho até acostumar com a dor?

    1. Lethycya, a placa não pode causar toda essa pressão que você relata, sugiro que você procure sua dentista pra fazer algum ajuste ou, até, trocar de placa.

  135. Olá Doutora!!! Coloquei aparelho na quarta feira, porem a banda machucou demais debaixo da minha lingua, fui hoje na minha dentista e ela falou que não é normal e lixou um pouco as bandas. Pra comer e beber liquido esta muito ruim. Gostaria de saber se é normal e se isso vai passar.

    1. Leandro, não que seja normal, mas é comum que o aparelho machuque no começo. Quando isso acontece, é preciso procurar o dentista / ortodontista pra fazer alguns ajustes no aparelho, se necessário. Sim, a tendência é do incômodo ir diminuindo à medida em que você se adapta ao uso do aparelho.

  136. Olá, uso aparelho a um ano e meio, e minha dentista disse que terei que utilizar um shofu. O que seria isso ?

    1. Leonardson, shofu, até onde eu sei, é o nome de uma ponta que se usa no “motorzinho” e serve pra polir e dar acabamento em restaurações. Não sei em que contexto sua dentista sugeriu o uso de uma shofu.

  137. Ola Dra., meu nome é Júlia, coloquei meu aparelho ontem, e de ontem pra hoje a parte dos meus lábios esquerda inchou muito e deu uma bolinha na parte interna da bochecha, eu gostaria muito de saber se isso é normal.
    Obrigada!

    1. Julia, considerando que você acabou de colocar aparelho, pode ser considerado normal, sim. O atrito do aparelho com o lábio pode causar machucados, dor, aftas, principalmente quando não se está acostumado com o aparelho, ainda.

  138. Olá, encontrei um ótimo site. Dra. Ana, minha dentista colocou um arco envolvendo todo meu dente, uma peça (ñ sei o nome dado a eles), é diferente um do outro, o maior quando percebi imaginei “esse vai machucar muito”, mas aconteceu ao contrario, o menor tinha um pedaço do arco me machucando (ainda esta), cortei mas não foi o suficiente. Isso faz 2 dias, foi quando fiz manutenção, minha bochecha esta em carne viva, ainda resta um pouco da cera que minha Dra. me deu assim que coloquei o aparelho. Minha duvida é: posso voltar ao consultório me queixar sem pagar pela consulta? E onde eu encontro esse protetor plastico e as ceras?

    1. Carla, você pode entrar em contato com a sua ortodontista sempre que achar necessário! Se for pra orientar você sobre algo relativo ao aparelho, não acho que ela vá cobrar por isso. O protetor plástico é comercializado pela Global Médica, você pode se informar aqui –> http://www.prolip.com.br . As ceras podem ser compradas na farmácia, mas nem todas têm, é preciso procurar.

  139. Coloquei o aparelho tem três meses… mas sinto muito dor na parte inferior. Posso usar o aparelho só na parte superior… onde é mais danificado ou o efeito não será o mesmo?

    1. Elaine, não faz sentido usar o aparelho só em cima, orque mais do que o alinhamento dos dentes, a ideia é “encaixar” bem a parte de cima com a e baixo. E, pra isso, é preciso que o aparelho seja instalado em cima e embaixo.

  140. Oi, Dra!

    Eu uso uma placa de acrílico à noite, pois estava com dor nos dentes que não tinha explicação, e o dentista disse que poderia ser a pressão que eu faço nos dentes ao dormir (eu rangia os dentes). Estou usando a placa por 1 ano e as dores pararam totalmente há uns 3 meses. Queria saber se então posso parar de usar completamente a placa ou se devo continuar usando sem problemas. É que penso que se eu fico rangendo os dentes à noite, provavelmente vou voltar a fazer sem a placa… então quero saber se o uso da placa todas as noites – PARA SEMPRE – para quem range os dentes é indicado ou se prejudica.

    Abs
    Cris

    1. Cris, a placa não cura o bruxismo – que é o hábito de ranger os dentes – apenas o controla e protege dentes e músculos envolvidos na mastigação. Portanto o uso da placa não tem “validade” e, dessa forma, não causa prejuízo. Mas é bom reavaliar o quadro periodicamente junto ao seu dentista.

  141. Boa tarde Dra, coloquei um aparelho movel pra “abrir espaço” na minha boca há quase 2 semanas, na parte inferior e superior, até ai tudo bem, na parte superior eu sinto “a dor normal” do aparelho, mas na parte inferior o aparelho causa muita dor, desde o primeiro dia que eu coloquei, e quando vou tirar o aparelho pra comer na parte de baixo começa a sair sangue, fui ao dentista e ele “cortou” uma parte do aparelho, mas não resolveu nada, ficou tipo um buraco onde da pra ver o osso.

    1. Neto, me parece que o aparelho esteja pressionando a gengiva, o que causa dor, sangramento, ferida. É questão de ajustar o aparelho, mesmo… seu dentista precisa verificar isso novamente.

  142. Olá!! Sou eu de novo rsrsrs, adoro esse site e a atenção que a Dra dá às dúvidas que temos. Parabéns. Bom, aqui estou eu de aparelho… hj faço 9 dias e confesso que meus dentes ainda estão bem sensíveis, mas os primeiros 5, 6 dias foram bem piores, mas não posso reclamar muito, a dor é completamente suportável… hj já consegui comer um pedaço bem macio de carne e uma bolacha água e sal, bem devagar. A dúvida de hj é sobre algo que li num comentário em uma outra página: é verdade que o aparelho só está fazendo efeito enquanto está doendo??? Doutora, por quanto tempo ele “funciona”? Por ex, coloquei há 9 dias e ainda sinto dor, sei q está funcionando… mas se daqui a uma semana não doer mais é pq ele “parou de trabalhar” e por isso precisa de manutenção?? Ou ele funciona 24 hrs sempre? E se continua funcionando, pq a dor não continua intensa como nos primeiros dias?? Essa dúvida vi que muita gente tem, mas nunca ouvi uma resposta de um profissional a respeito. Obrigada.

    1. Não Ivanilce, isso não é verdade. O aparelho continua trabalhando, o tempo todo. O que ocorre é que a força exercida sobre os dentes vai diminuindo, já que os dentes se movimentam. Ainda, algumas pessoas sentem dor e outras não sentem nada, então não dá pra relacionar a dor com a função do aparelho.

  143. Ainn é amanhã!!!! To tensa kkkkkk.
    Doutora, nunca usei aparelho, nem conheço alguém próximo q usa… não faço ideia de como cuidar, escovar, etc os dentes… preciso comprar algo diferente ou especial?? Ou só com a escova de dentes comum e fio dental eu consigo limpar direitinho?? E posso escovar os dentes “normalmente”??? Alguma indicação pro meu aparelho de porcelana???

  144. Olá Dra, TD bem??!! Bom, estive aqui em um outro tópico pra tirar uma dúvida em relação a um pequeno desalinhamento nos meus dentes, e vc me indicou o invisalign… pois bem, passei em consulta e optei por colocar um aparelho de porcelana, pela necessidade da estética e por achar muito caro e quase inacessível o invisalign. Vou fazer a colagem agora esta semana, na sexta feira. Só que agora ta batendo um medo kkkkkkk. Tenho pavor de feridas na boca e na língua. A dúvida é: leva muito tempo pra passar esses incômodos? E ele já começa a machucar no primeiro dia???? Obrigada pela atenção.

    1. Oi Ivanilce! O incômodo geralmente se concentra na primeira e segunda semanas de uso do aparelho, quando a bochecha ainda não está acostumada ao atrito dos bráquetes. Eventualmente podem aparecer pequenos machucadinhos, mas nada demais… faz parte. 😉

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista