Aftas: Causas e Tratamento

Quem nunca se incomodou com aquelas feridinhas que aparecem de vez em quando na boca da gente? Elas acometem adultos e crianças e são chamadas de aftas, caracterizando-se como ulcerações branco-amareladas de contorno avermelhado, várias ou uma só, grandes ou pequenas. São mais comuns em mulheres.

Quais os tipos de aftas?

Existem 2 grupos principais de aftas, as menores e as maiores, sendo a mais comum dentre as menores a afta vulgar, geralmente pequena e única. A afta vulgar faz parte do grupo das UARs, as ulcerações aftosas recorrentes, que são aquelas que aparecem de vez em quando, duram de 7 a 10 dias e não deixam cicatrizes.

Quais as causas?

O que causa uma afta ainda não é consenso, e o número de agentes causadores sugeridos é grande. Entre eles:

  • Alimentos ácidos (frutas cítricas como abacaxi, laranja, etc.)
  • Baixa imunidade
  • Predisposição genética
  • Anormalidades hematológicas (sanguíneas)
  • Influências hormonais (menstruação, menopausa)
  • Agentes infecciosos (vírus, fungos, bactérias)
  • Alterações nutricionais
  • Traumas (pequenos ferimentos causados pela própria escova de dentes ou pelo uso de aparelho ortodôntico, por exemplo)
  • Estresse
Aftas ardem.

Qual o tratamento?

O combate às aftas vulgares costuma não ser específico, já que as causas podem ser muitas. Portanto, o tratamento dessas ulcerações é sintomático, ou seja, visa a diminuição dos sintomas. Eu costumo indicar para os meus pacientes um corticóide tópico em orabase. É uma espécie de gel grudento e com consistência arenosa que, em contato com a afta, cria uma película que protege a lesão enquanto trata e acelera a cicatrizacão. Não acho legal o uso de certos medicamentos à base de bicarbonato de sódio (ou o próprio), pois eles ardem demais, o que pra mim é um sofrimento desnecessário e improdutivo, já que a ideia é diminuir a dor e não piorá-la até que ela suma. Certas plantas, como malva, chá preto, hamamelis, ruibarbo, sálvia e alcaçuz, além do própolis,  parecem ajudar na processo de cicatrização das aftas vulgares.

Já para lesões extensas, as aftas maiores, o tratamento costuma ser também sistêmico, geralmente na forma de bochechos. Não preciso nem dizer, mas vou ;): principalmente no caso de aftas grandes, que durem mais de 1 mês para melhorar e que deixem cicatrizes, consulte um dentista.

Lesões aftosas podem ser associadas, também, a certas condições, como a Doença de Crohn (doença inflamatória intestinal) e a Síndrome de Behçet (caracterizada por aftas bucais pequenas, úlceras genitais, lesões oculares e cutâneas).

Outros textos de interesse:

Aftas! Pra Que Te Quero! – Ortodontia para Todos

Como Curar Aftas – Vida de Dentista

Aftas em Crianças – Tio Dentista

Aftas: O Que São e Como Tratar – OdontoBLOGia

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Diagnóstico Bucal

Marcadores:

17 comentários

  1. Boa noite, dra. Ana! Estou sofrendo muito com afta depois que coloquei aparelho ortodôntico. Periotrat ajuda a aliviar as dores?

  2. Tenho doze anos e estou com uma bolhas no fundo da minha língua, e estou com a garganta inflamada, além disso tenho sempre uns cortes nas bochechas e bastante aftas já, o que pode ser ?????

  3. Dra. Ana,
    Aparelhos ortodônticos começam a causam aftas mesmo depois de dois meses de uso? Creme dental também pode favorecer? Comecei a usar o Oral B Pró-Saúde e estou gostando muito, porém percebi que começaram a aparecer aftas na minha boca… Não sei se pode ser coincidência, mas gostaria de saber. No meu caso, em duas semanas, já tive 3 aftas.
    Obrigada.

    1. Beatriz, como as lesões que o aparelho causa são pelo atrito dele com a mucosa, podem acontecer em qualquer época, até lá no final do tratamento. Mas os cremes dentais da Oral-B têm essa tendência de causar ardência e certa “aspereza” na mucosa, também. Se não for uma coisa generalizada, mas pontual, provavelmente é só o aparelho, mesmo.

  4. Doutora, tenho visto algumas pessoas dizendo que usam bochechos de nistatina para aftas. Isso procede? Nistatina nao eh contra fungos??

    1. Não procede, Bruna. Nistatina é um antifúngico, afta não é causada por fungos. O que ocorre é que, mesmo de forma espontânea, a afta regride… aí se nesse meio tempo a pessoa faz bochecho com Nistatina, liga a melhora a isso. Mas é só coincidência.

  5. Olá doutora. Sempre tive uma dúvida, desde que nasci tenho isso. Na minha língua algumas daquelas bolinhas (se não me engano chamam-se de papilas gustativas) tem um tom escuro, perto de roxo/preto. Gostaria de saber se isso é uma doença, pois nunca vi alguém com o mesmo sintoma.
    Agradeço desde já 🙂

  6. Oi doutora, meus dentes superiores cobrem mais ou menos metade do dentes inferiores, pelo que eu vejo em sites isso é mordida profunda, porem ela diz que mordida profunda e só quando cobre totalmente os dentes inferiores, apenas cobrir uma parte não significa ter mordida profunda, ate quanto os dentes superiores podem cobrir os inferiores e ser considerado normal?

    1. Geralmente até uns 2 mm, Isabely. Esse é o trespasse vertical considerado normal. Mais que isso, no meu entender, já pode ser considerado mordida profunda, mesmo que leve.

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista