Preciso mesmo arrancar meus dentes?

Muita gente quer colocar aparelho, mas nem todo mundo está preparado para as consequências disso. Em alguns casos, a instalação do aparelho fixo é apenas uma das etapas do tratamento ortodôntico / ortopédico. Antes disso (ou durante o tratamento), podem ser necessárias algumas outras medidas, como o uso de outros aparelhos removíveis ou fixos, levantes e até extrações dentárias.

Você foi avaliado por um ortodontista, fez todos os exames indicados e, antes da instalação propriamente dita, o doutor decreta: “Você terá que extrair dentes!”. Aí vem a pergunta: “Preciso mesmo arrancar meus dentes?”. Bom… se o dentista diz que precisa, é porque precisa. Mas como é que ele chegou a essa conclusão? Na verdade, essa é uma conta bem simples…

Extrações de pré-molares

Basicamente, somam-se as larguras dos dentes e compara-se o valor obtido com a base óssea disponível para alinhar todos os dentes. Ou seja, a gente descobre de quanto espaço precisa e verifica se esse espaço existe! Quando o espaço é suficiente, ótimo. Mas quando não é…

… pode ser que você tenha que extrair 1, 2 ou mais dentes. Eu digo “pode ser” porque, dependendo de quanto espaço falte, dá pra fazer desgastes em alguns dentes, diminuir a largura deles e evitar essas extrações. Mas isso só é possível em casos limítrofes, ou seja, quando o espaço “quase dá” e em pacientes com bom perfil facial. Essa técnica se chama stripping, e os desgastes podem ser feitos com lixas acopladas ao motorzinho (à baixa rotação, na verdade) ou manualmente.

Quando apenas desgastar os dentes não resolve, não tem jeito: tem que extrair. Geralmente os dentes abatidos de escolha são os primeiros pré-molares. Mas também podem ser os segundos prés-molares, incisivos inferiores ou algum dente que esteja muito cariado. Depende do planejamento do seu dentista. Muitas vezes, o dente mais torto é o canino, aquele que o pessoal chama de “presa”, e vem a pergunta: “Posso arrancar esse?”. Via de regra, não. Isso porque os caninos têm papel fundamental na mordida, fazem uma falta danada… por isso, dificilmente são eles as vítimas os escolhidos para extração.

Claro, não basta apenas a conta que eu citei para determinar se dentes serão extraídos ou não, existem muitos outros fatores a serem analisados. Alguns tipos de face, por exemplo, podem ter o perfil alterado se forem feitas extrações. Ou seja, você pode parecer mais narigudo ou ter marcas faciais mais acentuadas. Portanto, é importante que você e o seu dentista conversem a respeito das alternativas do seu tratamento ortodôntico. Assim, o resultado certamente vai ser o mais próximo do que você espera e deseja. 🙂

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Ortodontia

Marcadores:

888 comentários

  1. Oi, dra Ana, bom dia! Ontem eu pus os separadores na parte superior – diga-se de passagem que é bem chatinho isso – mas aí, a minha dentista me disse em extrair 2 dentes pra ter espaço suficiente pra alinhar todos os dentes, uma vez que tenho que fazer o tracionamento do canino esquerdo superior. Será que é mesmo necessária essa extração? Posso sugerir que seja o siso pra eu não ficar com esses “buracos” na boca? Tô bem apreensiva quanto a isso, rs. Agradeço desde já!

    1. Não tenho como afirmar a necessidade de extração baseada só no seu relato, Leticia. Mas também não tenho qualquer razão pra duvidar. A extração dos sisos não costuma oferecer o espaço necessário, se oferecesse, a opção seria sempre essa. O espaço necessário é mais anterior. Mas converse com a sua dentista.

      1. Entendi, dra Ana. É que eu queria já ir na quarta feira com uma outra opção, caso ela proponha extrair os primeiros pré molares. Me tira mais uma dúvida? Uma vez que os sisos não dariam espaço suficiente, extraindo os segundos pré molares, adiantaria? Pq esses não ficariam tão visível o “buraco” 🙁 obrigada pela atenção!!

  2. Doutora, parabéns pelo blog.
    Estou ficando loucao! Extrai os 4 pre-molares dois em cima e dois embaixo. Meus dentes são um pouco inclinados pra frente. E a dentista disse que pra ficarem retos (perpendiculares com lingua) eu teria que tirar os pre molares de cima e de baixo. Estou com muito medo ficar feio o resultado. Nariz ficar grande ou meus dentes sumirem no sorriso. Estou pensando e deixar os dentes virarem (ficarem retos) e depois parar a retração. Posso? E depois colocar resina pra fechar o espaços que ficarem entre os dentes. Mas não sei se pode. Estou com muito medo e a ansiedade tá matando.

    1. Lucas, se os dentes já foram extraídos, a “loucura” já foi feita! 😉 Não faz sentido mudar de estratégia agora. Quando sua dentista indicou as extrações, ela tinha um plano de tratamento em mente, certamente porque ela julgou que as extrações beneficiariam seu sorriso e o seu perfil facial. Então, confie nela. Fazer o que você sugeriu seria parar o tratamento no meio… e sem nenhum motivo prático, a não ser sua desconfiança.

  3. Boas doutora, sou classe II dentária, tenho anatomicamente os dentes grandes, com boca relativamente pequena, em termos de espaço, tenho queixo curto, já tive aparelho ortodôntico, realmente os dentes ficaram direitos, apesar da estrutura dentaria superior nao encaixar na perfeiçao com a inferior, ficando um bocado para a frente. Mas o grande problema é relacionado com o “fechar a boca” naturalmente, em termos musculares faço uma grande tensão pra fechar a boca, não é um movimento natural, facilitado, como deveria ser em termos fisiológicos. Tenho alguns problemas de ATM relativamente a isso, ou seja em termos estéticos posso dizer que o aparelho ajudou-me bastante, mas em termos funcionais nem por isso, como já expliquei anteriormente, não sei sinceramente se hei-de procurar outro ortodôntico propondo se calhar a remoção de dentes, pra ficar com mais espaço na boca, visto não ter dentes pequenos e boca pequena, ou se simplesmente não tem solução, e se será algo que tenho que conviver pra o resto da vida. Muito obrigado desde já.

    1. Miguel, se você não está satisfeito ou tem dor / outros sintomas, acho que vale a pena, sim, a avaliação de um ortodontista. Se há falta de espaço, talvez seja o caso de fazer extrações pra que você consiga selar os lábios com naturalidade. Questão de avaliar.

  4. Bom dia Ana, adorei sua página, se tivesse vindo aqui antes não teria arrancado meus dentes.
    Meu dentista disse que eu precisava arrancar os quatros pré-molares, dois em cima e dois embaixo, ele puxou meus dentes e agora fiquei com o dente muito para tras, minhas fotos de perfil fica nitido que meus dentes estão virados para tras, meu nariz ficou maior, e quando estou sorrindo parece que quase não tenho dentes. Existe alguma maneira de correção para isso?
    Beijos!

    1. Ana, complicado corrigir isso, agora. Não que não seja possível, mas teria que se começar do zero, como se você nem tivesse usado aparelho. Levar os dentes pra frente vai criar uma sobra de espaço e TALVEZ seja até necessário fazer algum implante. Enfim… procure um ortodontista pra avaliar.

  5. Bom dia, coloquei aparelho tem 3 meses, pois eu tenho um dente encavalado, o primeiro pré-molar esquerdo, e possuo um incisivo lateral esquerdo de leite, mas ele nao tem outro por cima para nascer, minha dentista disse que terei que extrair esse incisivo lateral para poder chegar o primeiro pré-molar no lugar correto, e chegaria o canino no lugar do incisivo, queria saber se e necessario mesmo fazer essa extraçao e quanto tempo demoraria para o canino chegar no lugar do incisivo lateral.

    1. Guilherme, dentes de leite não têm estrutura pra ficar muito tempo em boca… então mesmo que você não extraia agora, ele deve cair um dia. Dessa forma, já que voc~e está usando aparelho, o melhor é extraí-lo logo. O tempo de fechamento do espaço depende do caso e do alinhamento dos outros dentes também. Talvez algo entre 6 meses e 1 ano.

  6. Olá… minha dentista disse que tenho mordida aberta nivel 1. OK. Eu precisei arrancar meu segundo molar (dente 46) pq nao dava pra fazer canal… então ela disse que eu poderia optar pelo mini implante oooou arrancava os outros segundos molares da parte de cima também. Eu nao consigo entender… é realmente necessario arrancar mais 3 dentes pra corrigir a mordida aberta ou tem outro jeito? Me ajuda 🙁

    1. Vinicius, depende do caso… talvez seja. No seu caso, parece que não, já que sua dentista falou em 2 estratégias, uma com extrações e outra sem. Em princípio, se não for preciso extrair, melhor. Com o mini-implante fica mais fácil o fechamento do espaço do 46.

  7. Ola…
    Tenho tentado extrair um dente mas ja fui 2 vezes e a anestesia nao funciona, e estou com medo de ir outra vez e sentir a mesma dor. Poderia me informar um lugar que possa arrancar sem sofrer tanto?

      1. Oi, sinto q meu queixo é desregulado, pois tenho mordida aberta, sei que com cirurgia ortognatica resolve tanto o estetico como a mordida, no caso do aparelho ele melhora o estetico tbm?

        1. Gabriel, tanto o aparelho quando a cirurgia ortognática (ou a combinação de ambos) resolvem tanto a estética quanto a parte funcional.

  8. Doutora, é verdade que o aparelho estético (porcelana ou safira) não é indicado no caso de tratamentos onde se precisa de movimentações um pouco maiores para correção de alinhamento? Senti que alguns dentistas ainda tem restrições quanto a esse tipo de aparelho. Há dificuldades de manutenção? Grata.

    1. Depende do caso, Natasha. Esses aparelhos são mais delicados, podem descolar mais facilmente, então para alguns casos o ortodontista pode indicar algum outro tipo de aparelho. Vale o julgamento do ortodontista a respeito.

  9. Matéria esclarecedora, doutora! Comecei meu tratamento ortodôntico há 1 ano e 3 meses, o dentista chegou a falar em extração, mas optamos por tentar o tratamento sem precisar extrair. Meu caso é classe 2 unilateral. Tenho sobremordida e desvio da linha média. No primeiro ano usei bastante molinhas no fio ortodôntico e a abertura dos espaços era vísivel. No entanto tive que mudar de cidade e estou buscando um dentista novo, porém alguns estão insistindo na extração novamente. Porém um outro dentista disse que no meu caso (paciente Braquifacial) não é indicada a extração. Fico na dúvida até onde compensa a extração. São muitas opiniões divergentes e não estou segura quanto a extração. O que me incomoda é mais a questão do alinhamento. Se isso melhorar já estou satisfeita. Há outras alternativas? Microimplantes, elásticos, etc.

    1. Talita, formas de tratamento (com extração, sem extração) e dispositivos que podem ser usados na movimentação dentária são vários. Vai muito da filosofia de tratamento do ortodontista, que varia. Se a ideia inicial era não fazer extrações e o tratamento, até agora, tem evoluído nesse sentido, melhor continuar assim. Esse “outro dentista”, que não indica as extrações, faz ortodontia? Se sim, converse com ele.

  10. Olá Ana ! Adorei o site, muitas informações, eu desconhecia, e olha que uso aparelho há um ano é três meses e hoje a dentista falou em extração. Daí vem aquele susto “mas tirar um dente bom ?!” … veio como a solução da correção da minha linha média, a superior é desviada, teria de arrancar o siso e colocar um microimplante para usar borrachinhas ou tirar um dos pré molares (se não me engano o depois do canino) para dar o espaço e colocar o microimplante e uso de borrachinhas. Estou indecisa sobre qual dos procedimentos escolho, pois o siso terei de tirar ao final do tratamento seria melhor tirá-lo ou tiro o canino?

    1. Fran, seu dentista deu essa escolha pra você ou disse que se sem a extração não der pra corrigir a linha média, aí vai ter que extrair? Porque se não precisar extrair, melhor, mas se o tratamento sem extração é uma dúvida… talvez o melhor seja extrair logo. Não acho que extrair um siso, nesse caso, equivalha a extrair um pré-molar, são situações bem diferentes. Por isso que não acho que seja muito questão de você escolher, mas de ele indicar o que é melhor. Confie nele.

      1. Eu vou ter de arrancar os meus molares inferiores. Alguns ja so raiz. Mas tenho imenso medo de deformar a cara. Será que ira acontecer? O meu dentista disse que o que era para deformar ja deformou quando fiquei so com as raizes, mas o meu medo é que ao retira-las deforme mais.

  11. Boa tarde, Dra.
    Eu tinha os dentes um pouco para fora, mas tinha um sorriso bonito.
    Meu dentista sempre me falava q eu deveria procurar um ortodontista, pois tinha a mordida errada. Pois bem, procurei esse profissional, comecei a usar o aparelho, e ele disse q eu deveria retirar dois dentes, relutei… Mas ele sempre me cobrava.
    Então extrai… Acabei trocando de dentista… Essa nova dentista disse q n era preciso extrair esses dentes e q correria o risco de não fechar.
    Mas q ela iria tentar, mas correria um risco de eu ficar c a boca murcha. Bom… Ela conseguiu fechar, porém realmente fiquei c a boca murcha, e meu nariz parece q aumentou de tamanho.
    Estou perdida, depressiva. A gente procura o dentista p melhor algo, e no fim vc sai pior do q entrou.
    Estou desesperada… Só queria saber sua opinião, se tem algo q pode ser feito para reverter essa situação. Desde já lhe agradeço e espero sua resposta.

    1. Alcione, agora, só se os espaços forem abertos e instalados implantes. Mas essa é uma movimentação complicada, demorada, e se os espaços foram fechados, não faz muito sentido. “Boca murcha” é um conceito meio subjetivo… talvez você preferisse como era antes, o que não quer dizer que a indicação de extração foi errada, necessariamente. Dentistas diferentes podem ter opiniões e propostas de tratamento diferentes. Manda uma foto de frente e outra de perfil pra mim? –> [email protected]

  12. Olá, muito bacana seu blog! Tenho 27 anos e vou colocar o fixo para acertar meus dentes superiores que sao bem “pra frente”, a questão é que arrancarei os 2 pre molares superiores e estou com muito medo devido a minha idade e ao tempo de fechamento das aberturas. Posso chegar a ficar banguela por mais de um ano? A abertura depois se deslocara para os dentes mais à frente? Estou com medo de ficar com a aparência do nariz maior ou ficar banguela por muito tempo! Devo encarar mesmo a extração pra ficar com o sorriso bonito?

    1. Dionara, se há indicação de extração e você quer se submeter a um tratamento ortodôntico, não tem jeito: tem que extrair. Os espaços vão fechar sim, dificilmente eles ficarão por mais de 1 ano… em meses eles já devem se fechar (mas, claro, isso depende do plano de tratamento).

  13. Olá, tenho 28 anos, tenho mordida cruzada e a minha dentista orientou que extraísse 2 dentes para obter espaço, o 24 e 34, tenho duvidas se essa é a melhor opção, pois com isso posso obter espaço mas tenho medo de não resolver o problema da mordida e só perder dente bom, já usei o Hirax por 8 meses, mas sem intervenção cirúrgica, só o aparelho, uso aparelho fixo desde Setembro de 2014.

    1. Camila, não tenho como afirmar se essa é a melhor opção apenas com base no seu relato. Mas se seu dentista indica essas extrações, não tenho razão pra duvidar dele. É uma questão de confiança. De qualquer forma, é um direito seu procurar uma segunda opinião se estiver insegura.

      1. Dra. Ana, agradeço pela resposta, procurei uma segunda opinião que também deu a opção de cirurgia de expansão do maxila, com o uso do Hirax, procurei saber sobre o assunto e achei bem invasiva e doloroso o pós operatório, meu medo da extração é de ficar espaço, mas pelo que vi nos comentários anteriores a extração para fim ortodôntico e normal. Obrigada pela resposta.

  14. Dra. me ajude estou desesperada, extrai 4 dentes para corrigir meu sorriso, eu era um pouco dentuça, só que agora estou com medo de ficar com a boca murcha e o rosto achatado. Por favor me dê sua opinião! Queria mandar imagens para a Dra. avaliar… por favor me ajude. Tenho depressão e isso está me fazendo piorar, estou com a autoestima muito baixa e triste.

    1. Flavia, mas por que o medo? A extração de dentes para fins ortodônticos é bem comum, e sendo bem indicada, não há com o que se preocupar. De qualquer forma, se você quiser manda fotos (não é o ideal, claro, mas…), posso dar uma opinião. –> [email protected]

  15. Olá doutora, uso aparelho há 8 meses, e esses dias extrai o pré-molar inferior direito para futuro tracionamento do canino esquerdo. Gostaria de saber +/- quanto tempo pra arcada fechar o buraco, porque estou muito ansioso para o tracionamento!

    Obrigado e parabéns pelo blog.

    1. Isso varia com o caso, Luam. Havendo espaço (e deve haver, já que até foi extraído um dente) e o canino estando bem posicionado dentro da gengiva, deve levar uns 6 meses, talvez. Mas estou apenas supondo, pelo que você me contou.

  16. Doutora,
    Há um ano atrás iniciei meu tratamento ortodôntico, na qual retirei um pré molar de apenas um lado por conta da minha linha média ser bem desviada. Hoje esse espaço fechou totalmente, porém meus dentes estão inclinados agora. Tirei uma panorâmica e a raiz dos dentes também estão inclinadas. Existe solução para isso? Isso pode acontecer? Estou muito assustada. Obrigada, adorei seu blog.

      1. Isso. Esteticamente está estranho. Fechou o espaço do dente, porém os outros dentes ficaram tortos e não estão retos. Levemente inclinados.

        1. Acho que a estranheza é mais pelo desvio de linha média… talvez haja uma angulação das raízes, não uma inclinação. Enfim… como foi extraído um dente só e o espaço fechado, é esperado esse desvio. A correção – em parte, pelo menos – é possível, mas pode levar mais alguns meses pra isso.

  17. Olá, doutora. Ontem fiz a primeira manutenção da parte de cima do aparelho, o dentista não instalou a de baixo ainda pq não há espaço p um dos dentes q está bem p fora entrar, e disse q eu tinha 3 opções; colocar o autoligado, extrair esse dente de fora ou tentar desgastar os do lado p ganhar espaço p ele encaixar, e ontem mesmo ele já desgastou um, só q hoje esse dente amanheceu mt sensível a ponto do vento bater e ele doer. Isso é normal dps de um desgaste? Passa?

    1. É sim Deborah, afinal foi removido tecido dentário.Via de regra é só uma sensibilidade passageira. Converse com o seu dentista, bochecho com flúor pode ajudar.

  18. Olá, tenho 14 anos e uso aparelho fixo ha uns 9 meses mais ou menos e não usei antes o móvel!
    Agora meu dentista está querendo tirar 2 dentes meus da parte superior, os dois sao depois do dente canino, achei que ele quer tirar meu dente muito da frente, e estou com medo dele acabar me prejudicando, devo aceitar tirar mesmo?
    Os meus dentes antes eram bem pra frente muito mesmo, ainda continua mas melhorou bastante.. obg!

    1. Mel, a extração de 2 pré-molares, um de cada lado, é algo bem comum em tratamentos ortodônticos. Se você tem os dentes projetados, isso vai permitir encaixar melhor o arco de cima com o de baixo. Confie no seu ortodontista, o que ele propôs é coerente.

  19. Olá, primeiramente quero salientar o ótimo trabalho que faz. Minha pergunta é a seguinte, eu estava pensando em fazer a cirurgia ortognática, pois minha mordida é cruzada, os dentes inferiores estão mais à frente, ou seja, prognatismo, fui ao dentista e ele me aconselhou arrancar dois pré-molares ou também que pode ser feita a cirurgia ortognática, resolvi pensar e fui ao buco-maxilo, e lá ele me disse a mesma coisa, que eu poderia tentar arrancar os dentes e fazer o tratamento convencional, porque uma cirurgia é uma cirurgia, ele falou que eu preciso decidir, mas estou indeciso, não queria arrancar os dentes, tenho receio de ficar sobrando espaço na boca, e tenho medo da cirurgia, e se realmente é necessário, meu plano cobre toda a cirurgia, inclusive o material, sei que é uma cirurgia cara, e isso coloca um peso para eu realizá-la, mas não sei, tanto o meu dentista quanto o meu buco-maxilo dizem que tenho duas opções, mas não sei qual a melhor, por favor me ajude a sanar esta dúvida, obrigado!

    1. André, as duas alternativas são válidas. Se você tem um problema que não é só dentário, mas também ósseo, a cirurgia ortognática está indicada. A questão é a severidade desse problema… se for uma discrepância mais leve, a extração apenas dos dentes e um tratamento compensatório pode ser o suficiente para deixá-lo satisfeito. Se for um problema mais severo, melhor a cirurgia. Digamos assim: a cirurgia é a opção “excelente”, porém a mais “sofrida”; o tratamento só ortodôntico é a solução “boa” ou “ótima”, e menos invasiva. Vai muito da sua expectativa com relação ao tratamento, pois as duas soluções são legítimas.

  20. Olá, Descobri que tenho micrognatismo, porém já estava fazendo tratamento com aparelho dentário (estou ha um ano e meio) arranquei os pré-molares e o espaço que eles foram arrancados já está fechado. Acredito que isto não vai resolver meu problema de micrognatismo, só a cirurgia mesmo. Caso decida por fazer a cirurgia ortognática, ainda é possível? Ou por ter começado o tratamento para tentar corrigir o problema com o aparelho, arrancado os pré-molares e o espaço já ter fechado, é tarde para mim?

    1. Neiliandro, o fato de você já estar no meio de um tratamento ortodôntico que não prevê cirurgia ortognática é um fator complicador. Talvez não dê mais pra fazer. Mas depende do caso… teria que ser feito um replanejamento, seria começar do zero. Converse com o seu ortodontista.

  21. Bom dia, meu segundo molar inferior direito está bastante danificado, existe como fazer o tratamento ortodôntico corretivo dos demais sem perder o espaço dele ? Pois futuramente pretendo fazer um implante.

    1. Sim, Gabriel. Se ele for extraído, você faz o tratamento ortodôntico, mantém o espaço dele e, depois de remover o aparelho, faz o implante. Procure um ortodontista pra avaliar.

  22. Olá doutora, estou em uma longa viagem (6 meses no exterior) e uso aparelho há 02 anos, nesse período como estou longe da minha cidade e do meu dentista, resolvi comprar o arco do aparelho e as borrachinhas por conta própria e fazer a manutenção eu mesmo. Já realizei 03 manutenções no intervalo de 21 dias cada, e percebi que meus dentes se retraíram muito para trás em pouco tempo e com isso ficaram um pouco moles, até gostei do resultado, pois a minha mordida fechou e esteticamente estão maravilhosos, coisa que nunca ocorreu nesses 02 anos de tratamento. Mas meu medo é que essa mudança ocorra rápido demais e meus dentes estão um pouco doloridos e a gengiva esta mais roxa que o normal. Quero saber se há algum risco de perda ou danos permanentes?
    (obs. comprei arcos de 0,6 mm, que segundo as minhas pesquisas de leigo são os mais grossos, estou usando um sistema de borrachas estilo “corrente” mais sistema de elásticos de retração dos caninos preso ao molar).

    1. Douglas, é um disparate isso que você está me contando. Quero crer que você está fazendo isso com boa intenção, mas você parte de um princípio totalmente equivocado. Não existe “manutenção por conta própria”. Pra saber movimentar os dentes ortodonticamente é preciso estudar Odontologia por 5 anos e se especializar em Ortodontia, o que leva mais 3 anos. Se fosse só comprar arcos e “borrachinhas” por que é que alguém estudaria tanto tempo assim? O ortodontista troca os dispositivos ortodônticos (arcos, alastics, elásticos, etc.) segundo um plano de tratamento. Pergunto: você faz ideia qual é o plano de tratamento? Não, é claro. Você faz ideia da intensidade da força que está sendo aplicada sobre os seus dentes? Da direção dessa força? Se já era hora de fechar os espaços entre os dentes com o elástico corrente? Não entenda isso tudo que eu estou dizendo apenas como uma “bronca”, mas como um alerta: pare já com isso. Sim, você pode perder alguns dentes. Remova qualquer coisa que você tenha colocado (arco, elásticos, etc.), deixe só os bráquetes mesmo. Quando você voltar você conversa com o seu ortodontista e retoma o tratamento.

  23. Bom dia, Dra.

    Estou usando aparelho ortodôntico há 5 meses, tenho mordida aberta, meu ortodontista disse ser necessário extrair 2 pré molares superiores, estou relutante, pois temo perder a expessura dos lábios, mesmo que visualmente. Há esse risco? Tenho gengiva alta, a extração ajudaria a aparecer menos?
    Grata.

    1. Jessyca, depende do seu perfil facial. Creio que seu ortodontista não sugeriria essas extrações se fosse prejudicar o seu perfil. Converse com ele.

  24. Olá, doutora. Faz cerca de 3 anos que uso aparelho ortodôntico. De inicio minha dentista havia falado que não seriam necessárias extrações. E nesses últimos meses ela disse que não tem espaço para meus dentes voltarem à posição correta. Dentre isso ela me fez arrancar os pré-molares superiores e próximo mês estarei arrancando os prés inferiores. Só que ela me disse que ainda tenho que arrancar o segundo pré-molar. Só que meu medo é esse. Já passei por alguns dentistas e eles falaram que não seria necessário arrancar esse “segundo molar”, e tenho medo de arrancar e ficar um espaço e não conseguir fechar direitinho. Fico grata por me responder, abraços. Bom dia =)

    1. Aline, a extração de 2 prés de cima e 2 prés de baixo é uma estratégia bem comum. Até aí, ok. So pra eu entender… a ideia é extrair 4 prés de baixo? Ou 3 prés? Ou os 2 prés e mais um segundo molar? Não entendi pela sua descrição.

  25. Olá dra.
    Eu usei aparelho e tinha o caso de um dente molar que eu tinha feito um curativo nele, daí aconteceu que esse curativo caiu e meu dente quebrou uma parte. E minha dentista falou que fizesse um canal, só que minha situação financeira não está essas coisas, e o canal é caro.
    Então estava pensando em extrair esse molar, só que ela me disse que meus dentes iam abrir espaço, estou com dúvidas sobre isso. Gostaria que me explicasse melhor. Desde já agradeço!

  26. Boa tarde Dra. Ana,

    Estou no fim do meu tratamento, porém meu dentista já conseguiu ao máximo deslocar para trás os meus dentes superiores sem precisar extrair. Na minha ultima consulta ele disse que para alinhar bem os meus dentes superiores aos inferiores eu teria que extrair 2 pré molares superiores, e que meu sorriso não é feio, a extração seria por estética mesmo, caso meus dentes assim me incomodassem. Li diversos comentários que a boca pode ficar mucha se extrair. Tenho vontade de alinhar mais os meus dentes, mas estou morrendo de medo de me prejudicar após a extração. Qual melhor conselho me daria?

    1. É tudo uma questão da correta indicação, Cláudia. Se seu perfil facial permite, extrair esses dentes não vai deixar você de “boca murcha”.

      1. Olá Dra.
        Uso aparelho há 04 anos e extrai 2 dentes, os que eram vizinhos aos caninos, já faz dois anos da extração e ainda não fechou. Meus dentes estão super pra dentro, minha boca murcha e meu rosto envelhecido. Sou muito arrependida por ter deixado extrair, não sei mais como posso consertar isso. Será que ainda tem jeito de colocar eles um pouco pra fora?

        1. Daniele, tem. Mas aí seria preciso reverter o tratamento e fazer implantes, ou puxar todos os dentes do arco pra frente. Não é muito fácil, mas é possível.

  27. Olá Doutora, então, tenho que fazer um canal no dente, só que a grana para fazer está muito curta e não dá de esperar muito, pois sinto dores diárias, gostaria de saber se extraindo esse dente poderia usar aparelho para tampar o vácuo que irar ficar, pois o dente fica na parte de cima, na lateral que fica visível.

    1. Anyelly, extrair um dente viável vai custar mais caro em longo prazo. Compreendo a questão financeira, mas com a extração você “resolve” um problema e cria outro. Dependendo do dente é possível fechar o espaço com aparelho sim, mas isso também custa dinheiro e leva tempo.

  28. Olá Drª Ana. Eu havia usado aparelho por 3 anos na adolescência, porém depois de um tempo meu dentes foram muito para frente e estava me incomodando bastante, então hoje, aos 21, optei por extrair os pré-molares, porém já ciente que meus dentes tinham o “encaixe bom” e eram “alinhados” como meu dentista falou. Realizei para fins estéticos, não estou arrependida ainda, pois embora a maioria tenha dito que já estavam bons e era “coisa da minha mente”, esta biprotrusão me incomoda e tenho certa dificuldade em selar os lábios. Extrai apenas os pré-molares inferiores há 3 meses e já estão bem mais para trás. O que tenho um pouco de insegurança é quanto a extração dos pré-molares superiores, de que a boca fique murcha ou mais para trás do que o deveria ou o nariz fique caído, pois tenho dentes grandes e imagino que o espaço também será grande. Eu li que os resultados dependerão de alguns fatores tais como o tipo facial do paciente e a espessura dos lábios. Meus lábios são médios, porém mais grossos que finos. Gostaria de entender em que isso interfere?
    Desde muito obrigada!

    1. Amanda, na verdade é uma mudança puramente visual… seus lábios não vão ficar mais finos com as extrações mas, pela retração dos dentes anteriores, pode parecer. Se você já extraiu os prés inferiores, salvo em alguma situação muito específica, passa a ser praticamente obrigatório extrair os superiores… então não tem muito mais escolha… agora é fazer as extrações.

  29. Doutora, se eu extrair dois pré molares e colocar aparelho de novo, quanto tempo mais ou menos até os dentes acertarem? Obrigada!

  30. Olá doutora Ana, preciso muito da sua ajuda.
    Eu extrai um dente canino na parte de cima, pois o meu dentista disse que ele estava com retração de gengiva e com o aparelho era capaz desse dente amolecer e cair por isso ele o extraiu…
    Isto está correto ?
    E os meus dentes estão todos indo para um lado só, não estão ficando alinhados, será que por causa que eu extrai o canino ?
    Já tem quase 4 anos que eu uso aparelho e a parte de cima está bem desalinhada, será que para alinhar devo arrancar outro dente ? A parte de baixo até que está ficando legal, mas já a de cima não…

    1. Darío, vale a avaliação do dentista. Se ele julgou que o dente não tinha condições de ser mantido, era preciso extrair. Quanto ao desvio de linha média, isso é bem comum de acontecer quando falta um dente de um lado só. A extração de um dente do outro lado é uma forma de resolver esse desvio, sim, mas nem sempre é possível fazer isso… depende do caso. Converse com o seu dentista.

  31. Oi doutora, eu estou usando aparelho e o dentista disse que vai ser necessário arrancar os 4 pré molares superiores! Eu nunca vi isso! Não consigo imaginar minha arcada dentária legal se eu tirar tantos dentes assim. Já teve casos desse tipo? São normais? Me ajude, estou bem nervosa.

    1. Julia, não é algo comum… mas pode ser uma necessidade no seu caso. Você tem muito apinhamento nos dentes de cima? Seus dentes anteriores superiores são projetados pra frente?

  32. Doutora, boa noite!!
    Estou usando aparelho tem 2 meses, já fiz uma manutenção e hoje ela colocou tubo nos molares. O único problema que tinha era 2 caninos que estavam um pouco pra frente. Eu (total leigo) achei que teria que fazer extração, pois não sentia muito espaço entre os dentes. Porém, ela disse que não era necessário. Apesar de confiar na minha dentista e perceber já uma diferença nesses 2 meses (os caninos vieram pra tras mas ainda não entrou na arcada), ainda não consigo imaginar como ele vai entrar (repito, opinião de leigo desconfiado). Supondo que eu deveria ter extraído, existe maleficio em usar aparelho com falta de espaço?? Apenas não fará o efeito de arrumar a arcada, ou corre risco de entortar os dentes??? Obrigado pela ajuda e parabéns pela página!!

    1. André, não havendo espaço, os dentes apenas não vão se alinhar. Mas fique tranquilo, muitas vezes parece que não há espaço, mas é possível obtê-lo inclinando os dentes um pouquinho pra fora ou, se necessário, fazendo pequenos desgastes entre alguns dentes. Confie na sua dentista. 😉

  33. Olá Dra. Ana, tenho 16 anos e uso o aparelho fixo ha 3 meses. Meu ortodontista disse que era preciso extrair 4 dentes: 2 inferiores e 2 superiores, para dar espaço (minhas presas inferiores são tronchas) e a mordida não se encaixa. Perguntei a ele se era mesmo necessário, pois são 4 dentes. Ele me afirmou que o resultado não seria nem 80% do que eu esperava. E agora estou com muita duvida se extraio ou não.
    Há alguma possibilidade de diminuir o numero de extração de dentes?

    1. Suyla, se a indicação é de 4 extrações, ainda mais se o maior apinhamento é no arco inferior, não tem como diminuir o número de extrações. Uma possibilidade, em caso de situação limítrofe, é não extrair nenhum e fazer desgastes entre os dentes… mas não sei se o seu caso permite isso. Converse com o seu ortodontista.

  34. Boa noite, tenho 23 anos, acabei de extrair o 1º pré molar superior esquerdo, o único dente permanente que extrai até hoje por motivo de cárie. Meus dentes não são tortos, gostaria de saber se com o uso de um aparelho conseguiria puxar os outros outros dentes para preencher o espaço vazio, sendo que possuo os sisos superiores.

  35. Olá, gostaria de saber se aparelhos resolvem “dentes saltados para fora”, tenho um sorriso bem gengival e isso me incomoda, desde ja grata.

  36. Olá Dra. Ana,
    Tenho um canal tratado no elemento 37 desde 1995, nunca senti nada nesse dente desde então, nunca inflamou, fístula, sensibilidade, nadinha, ha pouco tempo fraturei ele comendo chocolate, o que com certeza não foi o motivo, mesmo assim nada senti, fiz aumento de coroa e uma tomografia onde foi detectada a fissura na raiz. Estou querendo colocar um aparelho autoligado para corrigir um apinhamento, ja tenho os documentos e o que está me deixando cheio de dúvidas são as opiniões diferentes de três profissionais de orto. Um diz que deve-se extrair e implantar para tratar a orto, outra diz que se colocar um núcleo na raiz sem a fissura e uma coroa total, eu preservo o dente, e outra diz que apenas restauração também resolve. Meu receio é na hora de fazer a força depois de montado o aparelho e ele terminar de quebrar e gerar transtornos, abscesso, fístula…. Preciso de um HELP. Grato.

    1. Marcelo, a única certeza de que você não vai ter problemas com esse dente é extraindo. Mas se um (ou dois) dos dentistas acha viável e você está disposto a tentar, ok. Tenha em mente que pode dar errado.

      1. Muito obrigado Dra Ana, resolvi extrair com orientação de uma orto, ela ainda frisou que além de não correr risco de um problema com a lesão, o espaço aberto na extração ajudará a posicionar os outros e corrigir o apinhamento, mesmo sendo um dente muito grande , logo espaço muito grande, resolvi arriscar. Excelente blog, parabéns!!!

      2. Ola Dra. Ana, tenho um dente la no fim e ele quebrou ha mt tempo, nao sinto nada nele, posso colocar aparelho sem precisar arrancar… e tbm esta nascendo um dente em outro lugar, posso por aparelho?

        1. Mariana, não sei se é caso de extração… mas se for, é preciso extrair esse dente ANTES de colocar aparelho. É uma questão de prioridade. Quanto ao dente que está nascendo, depende do caso. Geralmente se aguarda que todos os dentes (exceto os sisos) nasçam pra se colocar aparelho. Procure um ortodontista pra avaliar.

  37. Olá… arranquei o pré molar do lado esquerdo ha dois anos… uso aparelho ha 1 ano e meio e minha dentista nao consegue alinhar meus dentes… ela me fez a proposta de arrancar o da direita… que ja tem um canal e seria melhor do que lixar um dente saudável! Mas estou meio insegura… devo arrancar ou não?

  38. Ola boa noite, tenho 16 anos, estou começando a usar aparelho faz 3 meses, o meu dentista disse que vou ter que tirar 3 dentes do fundo pois ele falou que minha mordida e aberta e que nao são meus dentes que sao tortos, e sim o osso da minha boca, o maxilar, tenho mesmo que tirar os dentes do fundo?

  39. USO APARELHO HA 4 ANOS, FORA MEUS DENTES CISO QUE ARRANQUEI NA ADOLESCENCIA, O DENTISTA FALA QUE EU TINHA QUE ARRANCAR DENTES MAS EU NÃO QUERIA, DEPOIS DE MUITA PERSISTÊNCIA TIVE QUE ARRANCAR DOIS INFERIORES, SEMPRE ELE QUERIA QUE EU ARRANCASSE EM CIMA, MAS COMO EU NÃO ESTAVA GOSTANDO DA IDÉIA ELE DISSE QUE DAVA CERTO SEM ARRANCAR OS SUPERIORES, VOCÊ ACHA QUE VAI FICAR BEM ALINHADO SEM EU TIRAR OS SUPERIORES? OU O MELHOR SERIA TIRAR MESMO, ANA TOKUS? NÃO VEJO A HORA DE RETIRAR O APARELHO.

    1. Marcela, vale a avaliação do seu dentista a respeito. Mas me parece que extrair os superiores facilitaria o alinhamento e encaixe da sua “mordida”. Também depende de que dentes estamos falando.

  40. Olá Doutora!
    Em primeiro lugar, parabéns pelo trabalho e pela delicadeza em responder tantas dúvidas!
    Estou há 4 meses utilizando um aparelho estético autoligado na parte superior e agora a orto vai colocar na parte inferior e recomendou extração da unidade 31. Ela alegou mais rapidez no tratamento, uma vez que tenho um apinhamento nos dentes 31,32 e 33, sendo que realmente o 31 fica para fora e sem espaço aparente para deslocá-lo para dentro. Ela falou q a outra alternativa seria manter o dente e desgastar todos os outros e mover a arcada um pouco para atrás para que o dente pudesse entrar, mas que isso poderia provocar sensibilidade nos mesmos e uma resposta bem mais demorada pq comprometeria a minha mordedura que é quase perfeita. A questão é que retirar um dente da frente mesmo sendo embaixo me parece algo extremo e além de tudo irreversível e fico me perguntando o que mais vale a pena.
    Estaria contente com uma consideração da sua parte.
    Desde já agradeço!

    1. Michele, essa é uma estratégia válida e bem comum. Em casos específicos (como o seu) a extração de 1 incisivo inferior dissipa o apinhamento rapidamente e evita um tratamento mais longo e complicado. Se bem indicada, eu acho que vale a pena a extração, sim.

  41. Ola dra. Tenho um dente encavalado no céu da boca, doi as vezes a minha doutora não recomendou arrancar. Uso aparelho, mas se eu quiser arrancar nao posso nao ?

    1. Luana, esse dente já nasceu? É um dente normal ou um supranumerário (um dente “a mais”, além do número normal de dentes)? Sendo normal, você sabe me dizer que dente é (canino, pré-molar)? Enfim… se sua dentista não recomendou a extração até agora, creio que ela pretende alinhá-lo aos demais, portanto deve haver espaço pra isso.

  42. Olá, amei tudo que explicou, porém estou com dúvidas, uso aparelho há 3 anos, já estou quase no final, porém ontem minha dentista disse que precisava extrair um pre molar porque minha mordida está torta, e estão pra frente, estou com medo, ela disse pra eu pensar, mas confio nela. Porém já tava feliz que tava no final, demora muito pra fechar? No caso será apenas um, não teria de ser os dois iguais? Estou com medo de ficar com a face estranha, mas meus dentes são pra frente, mesmo já alinhados, ela disse que vai ajudar.

    1. Leonora, acredito que sua dentista não sugeriria isso se não achasse que poderia melhorar. Porém, se você já está feliz com o resultado obtido até aqui, não acho que precise continuar o tratamento (sua dentista, inclusive, deixou a seu critério). Pode levar mais 1 ano pra o espaço da extração fechar. Pode haver indicação de extração de um dente só sim, depende do caso.

  43. Olá…

    Fiz a remoção do meu aparelho odontologico ha poucos dias, mas não estou satisfeita com o resultado, coloquei aparelho porque meus dentes tinham um espaço na frente da parte superior, e meus dente eram pra frente. O espaço ta fechado agora, mas continuam para frente, e isso me incomoda muito. No caso nao esta alinhado como eu tanto esperava. Tenho uma amiga com o formato dos dentes parecido com os meus, o Dentista dela indicou duas extrações dos dentes, uma na superior e outra na parte inferior. Sera que no meu caso tambem?

    1. Pode ser, Sara. O seu caso provavelmente é limítrofe, ou seja, pode ser tratado com ou sem extrações. Se não forem feitas extrações, os dentes se alinham, mas ficam mais projetados. Já com extrações, é possível levá-los mais para trás.

  44. Olá Doutora Ana, meu problema é com os dentes caninos! Eles nasceram, mas não desceram até o fim, então acabou q n sobrou espaço para eles! E eles ainda n desceram! Estão no meio! Os dentistas que já fui dizem q tenho q extrair os pré molares! Pois minha boca é muito pequena para muitos dentes! Mas tenho medo de extrai-los! Será necessário extração? Tenho 15 anos, um dos dentistas me falou que talvez não precisaria extrair os pré molares, mas só se eu não tivesse parado de crescer. Estou muito confusa! Oq fazer nesses casos?! E quanto tempo demora esse tratamento? Obrigada!

    1. Paula, se realmente não há espaço pra alinhar todos os seus dentes no arco, não tem jeito: tem que extrair. Quando a situação é limítrofe, ainda pode ser possível fazer desgastes entre os dentes pra ganhar um pouco de espaço, mas não sei se no seu caso seria possível. Sugiro a avaliação de um ortodontista (se você já não consultou um).

  45. OLÁ DOUTORA, chupo o dedo ha 24 anos, tenho 27 anos, e não consigo me livrar dessa mania horrivel, minha boca é horrivel, o céu da boca super fundo e tenho um dente encavalado, abaixo desse dente encavalado tenho um dente mole mole e agora vou tomar vergonha na cara e colocar aparelho, vc sabe me dizer se vou precisar do hirax? Tenho medo de ter que usa-lo… meu ceu da boca faz um V.

    1. Thais, pode ser necessário, sim. Mas não dá pra afirmar que será preciso usar o Hyrax só com base no seu relato. Como você já é adulta, talvez nem seja uma boa ideia, intervenções ortopédicas costumam ser mais efetivas na fase de crescimento. Procure um ortodontista pra avaliar.

  46. Boa noite Dra,

    Meu caso é que tenho um dente canino encavalado em cima de um dos incisivos inferiores, ambos permanentes (tenho 27 anos). Minha Dra. sugeriu que eu arrancasse o canino para solucionar o problema. Pois o canino está bem fora do eixo, em comparação ao incisivo que está bem alinhado em relação aos outros dentes. Minha dúvida é: isso é algo que pode ser feito? Isso gerará algum tipo de deformidade facial? Há quem reclame de boca “murcha” após a extração de canino por ser um dente de raiz grande e forte em comparação aos demais. Já viu um caso de extração de canino com bons resultados?
    Obrigado desde já pela atenção e parabéns pela iniciativa!

    E outra coisa. Será que eu poderia sugerir a dentista retirada do incisivo para encaixar o canino? E se houver, existe alguma forma de disfarçar o buraco que fará o dente, uma vez que o incisivo inferior é um dente muito exposto quando se conversa? Desculpe o excesso de perguntas, rsrs. Mas estou aflito com essa decisão da dentista, estou bastante desconfiado de que tenha sido algo pouco planejado por parte dela. Grato desde já.

    1. Fábio, a extração de caninos não é comum, mas é perfeitamente possível, dependendo da situação. No seu caso talvez seja o melhor, mesmo… mas é difícil opinar sem examinar você. Você até pode perguntar pra sua dentista se há a possibilidade de extrair o incisivo e não o canino, mas creio que ela nem teria sugerido a extração do canino se extrair o incisivo fosse a melhor opção. Como há um apinhamento, esse espaço fecha muito rápido (1 ou 2 meses), então o melhor é não colocar nenhum tipo de prótese ali, porque isso só atrasaria o fechamento do espaço.

  47. Olá doutora, é verdade que não é recomendado retirar apenas um dente, pois senão a mordida fica descompensada? Meu dentista recomendou a extração de apenas um na parte inferior para complementar o tratamento ortodôntico, mas já tinha ouvido falar nesse descompensamento. Tenho mordida cruzada e meus dentes batem um em cima do outro, e com o aparelho já saíram um pouco de cima do inferior, mas no lado direito eles não são alinhados e dão diferença de um dente parece. Não sei o que fazer. Meu dentista indicou a extração de pré molar. Mas é somente um. É normal apenas a extração de um dente? Os dentes não são considerados “pares” e se retirar apenas um não ficarei com a mordida descompensada?

    1. Cynthia, a sua preocupação tem fundamento, mas cada caso é um caso. Alguns tratamentos ortodônticos são feitos com a extração de um dente só, e o resultado é bom. Depende do plano de tratamento.

    1. Não necessariamente, Kassiane. Depende do dente, do espaço disponível, etc.. Procure um ortodontista pra avaliar.

  48. Boa tarde!
    Fiz uma avaliação para colocar aparelho, porem o dentista falou que tenho que fazer a extracao de 4 dentes e falou tambem que posso colocar o aparelho e depois fazer a extração desde que eu extraia antes do termino do tratamento. Gostaria de saber se isso realmente funciona pois fico com medo de colocar o aparelho e nao obter resultados ou piorar a situação dos meus dentes.
    Agradeço antecipadamente.

    1. Se o dentista indicou dessa forma, funciona sim, Thiago. Também depende de que dentes estamos falando… se forem os sisos, e a ideia não seja levar seus outros dentes para trás, eles podem ser extraídos até depois do término do tratamento. Se forem pré-molares, aí tem que ser durante… quanto antes, melhor.

  49. Olá Dra., tirei o aparelho recentemente, mas o resultado não ficou bom, os caninos ficaram inclinados. Fiquei tão insatisfeita que quero voltar no dentista, na data marcada e pedir pra colocar de novo. Mas ele sempre tentava arrumar esses dentes, mas não conseguia. Será que a solução vai ser arrancar algum dente? Pq realmente não tem espaço pra poder alinhar os caninos. Mas depois de 4 anos de tratamento, eu queria um bom resultado.

    1. Thaliany, sim, pode haver indicação de extração de alguns dentes. Aí seria um novo plano de tratamento, partindo do zero.

  50. Olá Dra. estou usando aparelho ortodôntico e minha médica solicitou a extração, do lado esquerdo serão dois (segundo pré molares) e da direita será dois também, só que serão os primeiros pré molares, estou com essa dúvida, mas ainda não pude entrar em contato com ela, pode ficar estranho? Eles vão se alinhar? Não deveria ser os mesmos de cada lado? Tipo primeiro pré molares de cada lado?

    1. Bianca, os dentes vão se alinhar sim, porque primeiros e segundos pré-molares são dentes praticamente iguais. A escolha deve ter sido pela higidez deles, ou seja, manter dentes melhores e extrair dentes piores. Imagino.

  51. Dr° estou com uma dúvida, estou fazendo tratamento odontológico para colocar aparelho… minha dúvida é tenho os dois caninos tortos, ou seja, eles estão indo cada vez mais para baixo, os outros são retos, só esses que estão assim, para mim ter espaço suficiente na arcada dentária teria que tirar os sisos para dar espaço ou pode ser outro dente mesmo… muito obrigada, adoro sua página, sempre que preciso esclarecer minhas dúvidas consigo todas as respostas aqui…

    1. Tatiana, como os dentes que estão mais tortos são os caninos, havendo necessidade de extração, a opção imediata costuma ser a extração de pré-molares. A extração dos sisos não cria o espaço necessário quando o apinhamento dentário é mais anterior, como no seu caso.

      Que bom tenho ajudado. 🙂

  52. Dra, estou fazendo o tratamento porque tenho mordida aberta (estou usando elásticos). Bem, é totalmente certeza de eu extrair os sisos, só que a minha Dra. me disse que eu também poderia extrair os pré molares, pois teria maiores benefícios, deixaria de ser mais “bicudo”, etc. Mas isto é opcional. Só que eu não me sinto muito bem quanto a isto pois os dentes são totalmente perfeitos, sabe como é… Devo extrair?

  53. Tenho desvio da linha média devido ter extraído o canino direito quando eu tinha 13 anos de idade, o dentista que me atendeu na época achou “melhor” extraí-lo e gerou atualmente este problema. Hj tenho 29 anos e já faz mais de 1 ano que estou com o aparelho, e agora o médico disse que tenho que extrair o dente 24 do lado esquerdo para arrumar a linha média. Mas eu estou com um pouco de medo se vai fechar mesmo o espaço, já que não tenho dentes sobrando como a maioria dos pacientes tem, pelo contrário, foi extraido o canino que não deveria ter sido extraído.

    1. Francine, se o dentista sugeriu a extração, é porque ela acha possível fechar o espaço… e o que ele sugeriu faz sentido. Acho que você não precisa se preocupar.

  54. Olá doutora, estou muito preocupada porque em abril de 2014 fiz uma extraçao de dois pre molares superiores e até hoje o espaço nao fecha, faço a manutenção tudo certinho mas não fecha, mudei de dentista recentemente e ele disse que tem que alinhar meus dente pra depois “puxar” eles pra tras, mas cada um diz uma coisa 🙁

    1. É verdade Luna, tem que haver um certo alinhamento pra poder “puxar” os dentes e fechar esses espaços. Se isso ainda não foi feito, precisa ser.

      1. Dra, obrigada pela resposta, mas tenho mais uma duvida, a senhora nao acha que com todo esse tempo que eu extrai ele já nao devia ter fechado? Porque já faz dois anos que fiz a extraçao.

        1. A questão é: seus dentes estão alinhados? Se não estão, não havia como fechar. Por outro lado, realmente, 2 anos costuma ser tempo suficiente pra um certo alinhamento.

  55. Olá Dra! Eu tenho a mordida desalinhada. Meus dentes de baixo estão um pouco para a frente, pois eu arranquei dois dentes em cima. A minha atual dentista falou para eu usar por três meses os elásticos. Aí ela vai tentar desgastar os dentes e se não der certo terá que arrancar dois dentes de baixo. Como mudei de cidade e estou há muitos (7) anos de aparelho e o lugar onde uso é uma clínica de residentes (com supervisão de especialista) fico um pouco insegura. Desgastar os dentes não traria muito risco? Eu tenho plano dental e um dos dentistas me falou que o esmalte dos meus dentes foram prejudicados na troca de aparelho. Será que não seria melhor arrancar de uma vez os dentes para acelerar o procedimento? Gostaria apenas de uma opinião geral mesmo, pois não aguento mais usar aparelho rsrs obrigada!

    1. Alice, Se o seu perfil facial for favorável, é possível extrair, sim. Mas o desgaste entre dentes é uma estratégia bem comum na ortodontia, e ela tem um limite, o dentista não vai desgastar mais do que pode.

  56. Tenho 21 anos e desde cedo que os meus dentes superiores da frente são bastante mais inclinados para a frente do que os inferiores. Já consultei um dentista que me disse que receava colocar-me o aparelho ortodontico e estragar-me o perfil facial, ou seja, que o meu nariz ficasse mais saliente, e sugeriu-me até uma operação ao maxilar superior para compensar o recuo dos dentes. Agora recorri a outro dentista que não pôs sequer a hipótese de me mudar o perfil facial e já iniciei a extraçao de dois pré molares superiores para colocar o aparelho. A minha questão é: o meu perfil facial está bem assim, o nariz tem um tamanho normal, e tenho muito medo de colocar o aparelho e que realmente o meu nariz fique mais acentuado. Agradeço desde já!

    1. Maria, não tenho como afirmar, apenas com base no seu relato, se o seu perfil facial será negativamente afetado por essas extrações. Creio que não, seu ortodontista certamente considerou essa possibilidade antes de indicar as extrações. E se elas já foram feitas, ok, agora é fechar os espaços e continuar com o tratamento.

  57. Ola Doutora Ana, tenho 17 anos e uso aparelho ortodôntico ha uns 4 anos, quando eu coloquei, meu dente canino esquerdo nao tinha nascido “mas eu não sabia, e meus dentistas não me avisaram”, então meus dentes foram se juntando, fiz um raio x no ano passado pelo mês de agosto mais ou menos, e foi pelo mês de outubro mais ou menos, quando estava com outro dentista me atendendo, que ele falou que eu deveria ter tirado um dente faz tempo, que tava de lado na gengiva por trás dos outros dentes, era o dente canino, falou que eu precisava tirar o quanto antes, porque “podia dar até um tumor ou causar problemas”, porém meu dentista antigo não tinha me avisado sobre isso, se não eu teria feito a cirurgia bem antes, então fiz o que o doutor pediu (meu dentista atual), tirei o dente, e nas manutençoes que eu fazia para trocar as borrachinhas quase sempre ficava uma frestinha, mas era pequena, acho que é por falta desse dente, e to percebendo que meu sorriso e minha mordida está bem torta, uma parte dos dentes do lado direito da boca (onde eu tenho o dente canino) está maior, e do lado esquerdo (a que nao tem o dente canino) esta mais baixa e menor, agora os dentes estão mas juntos e estão retos, porém minha mordida e meu sorriso estão tortos como falei, e mês que vem é pra eu ter minha última manutenção pro outro mês eu tirar, estou preocupada, gostaria de saber se quando eu tirar meu sorriso vai continuar torto? Não estou gostando do resultado, porque da pra perceber que meu sorriso é torto! Esta muito estranho.
    Obrigada pela atenção.

    1. Amanda, o que você tem é um desvio de linha média, o que é esperado, já que você tem o canino de um lado e do outro não. Ao alinhar os dentes, o sorriso desvia para o lado em que falta o canino. Sim, vai ficar assim quando você tirar o aparelho. Pra corrigir isso, só partindo do zero com outro plano de tratamento pra abrir o espaço do canino e fazer implante (ou outro tipo de prótese).

  58. Bom dia, dra. Ana. Desde de pequena sou chamada de “dentuça”, hoje tenho sessenta e dois e ainda sinto esse peso.
    Desejo saber se posso extrair os dois últimos dentes do maxilar superior e colocar aparelho para empurrar a arcada superior até eles ficarem sobre os dentes da mandíbula.

    1. Sueli, como os dentes projetados são os da frente, extrair os dentes lá de trás não deve resolver. Se for caso de extração, deve ser preciso extrais dentes mas à frente, os pré-molares, por exemplo. Mas talvez nem seja o caso. Procure um ortodontista pra avaliar.

    2. Boa noite, eu tenho minha mordida muito pra frente, meu dentista quer arrancar dois dentes pré molares, so que ele me disse pode me causar danos no rosto pq eu ja tenho um nariz grande, me ajude n sei o q fazer.

      1. Dieniffer, o que pode ocorrer é uma mudança no seu perfil. Se você tem seus dentes muito pra frente e o problema é ósseo, extrair dentes até resolve, mas o ideal seria fazer cirurgia ortognática. Nesse caso a extração de dentes pode deixar seu perfil menos favorável, sim. Se não, pode ficar muito bom. Vale a avaliação do seu dentista a respeito.

  59. Bom dia, doutora tenho os dentes para frente e estou com um provisório (pois tenho um canino superior incluso e ele quer abrir espaço pra descer), então queria saber se não seria mais fácil extrair os pré molares, e se extraí-los seria necessário extrair os inferiores tb, sendo que só os dentes superiores são para a frente?

    1. Bruna, extrair dentes é uma forma fácil de se ganhar espaço, mas nem sempre é possível… depende do caso, de quanto espaço falta e do perfil facial do paciente. Mas suponhamos que seja o caso… sim, é possível extrair apenas os prés superiores e manter os inferiores, o contrário é que não dá.

      1. Obrigada! Também queria saber se o dente incluso pode descer sem a necessidade do tracionamento, pois quando pergunto ao meu dentista ele diz que está abrindo espaço para q o dente desça sozinho… isso é possível?

  60. Olá dra, tudo bem? Há um ano minha dentista recomendou que eu extraísse meus cisos inferiores e superiores, assim eu fiz, porém há umas semanas atrás ela disse que, mesmo com a extração dos cisos, o espaço na minha boca não seria o suficiente para acomodar meus caninos (que nasceram tortos por não ter espaço). Assim, pediu que eu extraísse os 2 pré molares inferiores e 2 superiores, porém lendo sobre, vi que minha boca poderia ficar deformada ou que poderia haver arrependimento, além de que morro de medo de extração… a cirurgia é tranquila? Será que vou ficar deformada mesmo? Obrigada desde já.

    1. “Deformada” é um termo bem forte, Juliana. O que pode acontecer é uma pequena mudança no seu perfil facial. Dependendo do tipo de face que você tem, essa mudança é pra melhor. E seu dentista certamente está considerando isso ao sugerir essas extrações.

  61. Olá, consultei o dentista por ter percebido que o meu segundo molar superior esquerdo estava com bastante mobilidade, ao lado tem um siso que nasceu bastante torto, o dentista solicitou raio x e viu que a raiz está torta e com reabsorção óssea, e disse que não vai ter jeito, terei que extrair esse dente, será que teria outra possibilidade que não a extração para manter o dente? E se eu remover será que o siso ao lado preencherá esse espaço?

    1. Thais, creio que não, seu dentista me parece bem seguro de que não há outra possibilidade além da extração. O siso pode até ocupar o lugar o segundo molar, mas não de forma espontânea, ele teria que ser “puxado” com aparelho ortodôntico.

  62. Olá doutora, fiz uma extração de 4 pré-molares e 4 sisos. Minha boca que era carnuda, ficou com aparência de murcha e meu sorriso apagado para trás. Fora que hj em dia sinto dores horríveis ligadas à ATM. Comecei a desencadear essa dor depois de ter extraído os dentes… e agora queria reimplantar um dente em cima e um em baixo. Quero lhe perguntar se isso é possível. Pq eu parei de sorrir, de tanta vergonha que fiquei pelos meus dentes serem pro fundo :/

    1. Possível é, Isabele… mas é preciso avaliar se isso seria favorável no seu caso. Ainda, implantar 1 dente só onde? Porque pelo seu relato foram extraídos 2 pré-molares em cima e 2 embaixo. Se esse único implante fosse feito no lado direito, haveria um desvio de linha média pra esquerda. Converse com um ortodontista.

  63. Olá doutora, boa tarde!
    Eu faço tratamento com um ortopedista e uso o aparelho fixo já faz 5 anos. Assim que eu coloquei o aparelho, a minha presa de um lado era acima do dente, e assim que desceu o doutor pediu para eu extrair quatro dentes (dois pré-molares em cima e dois embaixo), pois estava sem espaço. E eu na dúvida fui consultar outro dentista e ele me mencionou a não extrair, pois meus lábios são bem grandes e com a extração eles iriam chegar para trás, fazendo com que a minha boca ficasse parecendo “murcha” e eu resolvi não extrair. Você acha que eu devo extrair? rsrs. Quero a sua opinião !!

    1. Nadyne, um dentista diz que não, outro diz que sim… eu digo que não sei 😉 . Porque os dois examinaram você, eu não. Mas pelo jeito você está numa situação limítrofe, em que pode tratar com os sem extrações, talvez apenas fazendo desgastes entre os dentes. Aí vai muito do seu perfil facial. O segundo dentista, me parece, acha que o seu perfil facial não é favorável pra extrações. Nesse caso, se você não estiver segura em extrair esses dentes, converse com o seu ortodontista e veja a possibilidade de prosseguir o tratamento sem extrações.

  64. Boa noite, há alguns meses atrás minha dentista me informou que teria que extrair os sisos superiores, e que também retirasse os inferiores. E devido ter mordida cruzada deveria por o quadri helix, e devido a idade (25 anos) e a formação óssea, poderia ser possível a extração dos dentes 14 e 24 devido a pouca expansão e a falta de espaço. E depois de alguns meses usando o quadri helix, hoje tive a noticia que deverei fazer a extração dos dentes 14 e 24, devido a pouca expansão e o pouco espaço para as presas. Desde já muito obrigado, não sei de descrevi correto minha situação. att: Luan

  65. Boa Tarde!

    Minha dentista sugeriu que eu arrancasse 4 dentes (os pré molares), agora pediu para arrancar mais 4, os sisos inclusos. Confio muito nela, mas chega a dar um medo de tanto dente arrancado, 8 no total. Espero que fique satisfeita com o resultado.

  66. Olá Drª!
    Tenho dúvidas a respeito do meu problema: tenho sobremordida e mordida aberta, sendo que nos dois casos as situações não são muito intensas, minha mandíbula não é retrovertida, no entanto o céu da boca é muito profundo, a causa foi a chupeta! Tenho 37 anos, há cerca de 5 anos consultei 2 especialistas, ambos me informaram que só poderia corrigir os problemas com cirurgia, desisti do tratamento!
    Minha dúvida é: realmente após passado esse período a cirurgia ainda seria o único tratamento possível ou há a possibilidade de outra intervenção?
    Antecipadamente agradeço!

    1. Jaqueline, sobremordida e mordida aberta são situações contrárias, ou você tem uma ou a outra. O que você pode ter é um trespasse horizontal grande (o que faz as “pontas” dos dentes de cima e de baixo ficarem afastadas) e mordida aberta. Enfim, se o seu problema tem envolvimento ósseo for mais severo, a solução ideal é cirúrgica, mesmo. Mas se não for tão severo, pode se resolver satisfatoriamente só com o tratamento ortodôntico, provavelmente com extrações. Depende do caso. Ainda é possível intervir com ortopedia facial, embora, na sua idade, esse tipo de intervenção já é menos efetiva (o ideal é na fase de crescimento).

  67. Olá doutora!
    Existe algum método para saber se a extração do segundo molar irá influenciar na estética do meu rosto? Meu dentista disse que preciso extrair dois dentes, mas tenho medo de que haja mudança no meu perfil facial.
    Muito obrigada!

  68. Olá Dra. Tenho os incisivos inferiores tortos e os de cima um pouco de nada também, o meu dentista disse-me que, devido à falta de espaço, tinha de extrair 4 pré-molares. Ao ouvi-lo fiquei com a sensação de que ele me estava a dizer, indiretamente, que não valia a pena retirar e que não tinha a boca num estado mau. Será que corro o risco de ficar com a boca murcha ou sofrer alguma alteração facial? É este o meu grande medo.
    Atentamente.

  69. Bom dia, Dra. Ana
    Estou com uma duvida… Coloquei aparelho pois minha mordida é ruim. Tinha um pouquinho de apinhamento do lado superior esquerdo e ausência de incisivo lateral direito. Com 5 meses de aparelho, notei que meus incisivos centrais foram para a direita, e agora estou com um desvio da linha média considerável. Mostrei para a dentista e ela me informou que para ajustar isso, poderia retirar um pre molar do lado esquerdo e 2 dentes inferiores, para a arcada inferior não ficar à frente da superior (perdoe, mas não conheço os termos específicos). Estou arrasada porque ela não havia me falado nada disso no início. Se eu soubesse que aconteceria esse desvio da linha média, não colocaria o aparelho. E nunca me falou nada sobre a possibilidade de haver extrações. Já não tenho os 4 sisos e tenho muita sensibilidade, então percebi que com o aparelho estou com mais retração de gengiva. Meu medo é essa retração aumentar e também eu ficar com aspecto envelhecido, com mais rugas, pois a arcada pode ir pra dentro. Tenho 42 anos. O que fazer? Como acertar essa linha média?

    1. Patrícia, me parece que pra acertar a linha média a solução que sua dentista propôs é bem coerente. Entendo que você não achou que isso fosse acontecer quando colocou o aparelho, mas era questão de tempo: se havia sobra de espaço do lado direito e falta de espaço do lado esquerdo, a tendência dos dentes era se distribuírem para a direita. Com as extrações seus dentes vão vir um pouco mais para trás sim, mas se o seu perfil fecial permitir isso, sem problemas. Quanto às retrações gengivais, em princípio não há motivo para as existentes aumentarem ou para o surgimento de novas recessões.

  70. Olá! Fiz canal em 4 dentes e tive a infelicidade de quebrar todos eles, estão só com a raiz, são eles: 15, 28, 36, 46. Fiquei esperando por dinheiro pra arrumar e… fato é q estou pensando em extrai-los. O que vc acha?

    1. Lília, o 28, por ser um siso, seria melhor extrair mesmo (isso considerando que ele não seja usado pra apoiar alguma prótese, por exemplo). Quanto aos demais, se as raízes estiverem boas (e eles já têm tratamento de canal), o melhor seria fazer pino + coroa, nem que seja uma coroa mais barata, de resina, por enquanto. Os pinos já são definitivos, depois, quando você tiver condições, vai trocando as coroas por outras metalocerâmicas, por exemplo.

    1. Não necessariamente, Rafaela… depende do caso. Se a ideia não for levar seus dentes pra trás com o aparelho, o que exigiria extrair os sisos, nem seria preciso extraí-los (digo por motivo ortodôntico, mas pode haver outras razões). E se houver indicação de extração por motivo ortodôntico, seu ortodontista vai dizer qual o melhor momento, se antes ou depois do uso do disjuntor.

      1. Bom dia! Tenho o dente canino direito encavalado, meu dentista pediu para que eu arrancasse o molar esquerdo pois minha mordida está torta, agora outra do mesmo consultório quer que eu arranque o molar do lado do canino, vou ficar com muito espaço?

        1. Creio que você se refere ao primeiro pré-molar, Juliana. É muito comum a extração desse dente quando não há espaço para o canino. Vai ficar o espaço desse dente, mas ele será fechado com aparelho, depois.

          1. Gostaria de saber se extraindo os 2 primeiros pré-molares, tendo apenas um canino encavalado, se vai deixar muito espaço? Obrigada pela resposta.

          2. Juliana, é que não é bem assim que se planeja. Entre os motivos pelos quais o ortodontista pede aquele monte de exames está a comparação entre o espaço disponível no arco e o espaço que seus dentes, alinhados, ocuparão. Com base nisso o ortodontista indica ou não a extração. Então, se há apenas um canino apinhado, mesmo assim pode haver a indicação da extração de 2 prés. Ou não. Vale a avaliação do dentista a respeito. Se a extração é bem indicada, o espaço deverá ser fechado sem problema.

    1. Marco, eu atendo em Curitiba, mas tenho atendido muito pouco em consultório, até vendi o meu, atendo esporadicamente no consultório de uma colega. Como eu sou especialista em Radiologia, tenho trabalhado mais com exames de imagem, mesmo.

  71. Boa tarde,
    Por conta do não cuidado adequado com a higiene bucal ao longo da vida, acabei perdendo dois dentes na parte de baixo. Na parte de tras. E perdi 4 dentes na parte superior.
    Considerando que meus dentes da frente sao bem encavalado,s será que agora posso terminar o tratamento dentário e depois colocar o APARELHO dentário para corrigir esses espaços que ficaram pela perda dos dentes?

    1. É uma possibilidade, Talita… mas depende de quais dentes foram perdidos. Ainda, se houver espaços grandes, dificilmente será possível fechar por completo com aparelho, é bem provável que alguns desses espaços necessitem de prótese, mesmo. Procure um ortodontista pra avaliar.

    1. Em princípio não, Rafael… mas cada caso é um caso. Você fala dos incisivos inferiores e da “lenda” que os sisos entortam esses dentes quando nascem?

      1. Eu tenho apenas os Incisivos superiores e inferiores tortos, devido a isso fiquei na dúvida se seria preciso ter que extrair os sisos para poder fazer a correção deles.

  72. Ola Dra., fiquei bastante curioso, arranquei meu dente de cima, o pre molar, só do lado direito, e tbm um de baixo, o penultimo dente (nao sei o nome) faz 4 anos e meio, e a linha media ficou torta, se eu extrair do outro lado corrige o erro ?? Minha duvida é: sera que eles nao vao vir para tras e ficar com arcada pra dentro?? Me explica melhor…

    1. Seu raciocínio faz sentido, Fernando. Sim, com a extração do outro lado, o aparelho ortodôntico corrigiria a linha média… mas realmente, é preciso ver se há indicação de extração, pois pode ficar sobrando espaço, o que é um problema. Nesse caso, o ortodontista tem que avaliar o que é melhor, se extrair, se apenas fechar os espaços, se corrigir esse desvio com elásticos ou outros dispositivos, etc.. Procure um ortodontista e faça uma avaliação.

  73. Olá Boa Noite, meu filho foi hoje a um dentista colocar aparelho e esse disse que ele precisa, ele passou um receituário da seguinte forma: as exodontias dos elementos 18, 28, 14, 24 e um extranumerário na região entre 22 e 23, por motivo de ortodontia. Estou preocupada, meu filho ficará sem 06 dentes, mas o normal é termos de 28 a 32 dentes, isso é correto, ele colocou o aparelho hoje, mas se extrair esses dentes depois meu filho não ficará com a boca achatada e com dificuldade nas mastigações corretas?

    1. Jacione, pode haver indicação de extrair todos esses dentes sim, sem nenhum prejuízo estético ou funcional para o seu filho. A extração de sisos (18, 28) e pré-molares (14, 24) por razão ortodôntica é comum, e o extranumerário já é um dente a mais do que o número normal, que via de regra só atrapalha. Creio que você não precisa se preocupar.

  74. Boa noite Dra. Ana! Estou usando aparelho autoligado há 8 meses, e o meu diagnóstico, de acordo com o plano de tratamento é:

    “Paciente adulta portadora de um padrão facial II, Meso facial, relacão de classe II de Angle, sobremordida severa, protusão superior. Perfil facial convexo, sem vedamento labial passivo, linha queixo pescoco boa. Paciente meso para Braqui facial. Na radiografia de perfil, nota-se um perfil convexo com uma biprotusão e a sobremordida severa”.

    Em tempo: a minha mandíbula é considerada boa. O problema está no maxilar, e pelo que apreendi até agora, não é uma questão simplesmente dental, mas ósseo, esquelético, que deveria ter sido corrigido na infância. Hoje, para ficar perfeito, eu teria que fazer a cirurgia ortognática, algo que descartei por completo.

    Esteticamente, nunca senti vontade de usar aparelho, bem como nunca tive qualquer incômodo funcional. Decidi fazê-lo, apenas por conta de possíveis implicações futuras apontadas por minha dentista de rotina. Sendo assim, resolvi instalar o aparelho, mas deixei claro para o ortodontista que não queria realizar extrações, pois tinha receio de alterações no perfil, principalmente quanto ao aspecto de envelhecimento da face, ou deformidades no nariz. Ele esclareceu que poderia fazer um tratamento que melhoraria o quadro acima descrito, mas não ficaria perfeito. Concordei, e iniciamos o tratamento.

    Ocorre que há cerca de 1 mês, um dente que já havia sido restaurado quebrou, e tive que fazer o canal (dente 15). A profissional que faria a prótese, ao verificar que eu usava aparelho, sugeriu a extração do mesmo, pois ainda que não fosse especialista na área, (segundo ela mesmo enfatizou), ela não conseguia enxergar, no meu caso, um resultado satisfatório ao final do tratamento ortodôntico, sem a realização de extração.

    Conversei com o meu ortodontista sobre isso, e ele disse que, de fato, os resultados seriam melhores com a extração, mas que eu também teria que extrair o dente 25, por conta da equidistância.

    Pontuei, mais uma vez, a minha preocupação com a alteração do perfil mas, segundo ele, isso não ocorreria no meu caso. A minha preocupação decorre do fato de ele não ter falado isso logo no início, ou seja, já que não ocorreria tal alteração de perfil, talvez ele pudesse ter proposto desde o início a possibilidade de tais extrações, mas só o fez, após a sugestão colocada pela profissional que iria fazer a prótese para o dente 15.

    Gostaria muito da sua opinião, que considero isenta e valiosa, pois já fiz o agendamento das extrações dos dentes 15 e 25, porém, continuo com a dúvida quanto a mudanças no meu perfil, que possam levar a um envelhecimento a posteriori.

    Muito grata!!!!

    1. Fernanda, como você tem protrusão superior e perfil convexo, creio que as extrações sejam benéficas pra você. E acho que o seu ortodontista só não propôs isso antes porque você não se mostrou aberta pra isso. O tratamento, desde o início, é apenas uma compensação… não vai chegar ao “perfeito”, porque você necessitaria de cirurgia ortognática, o que está fora de questão. Já que aconteceu de você ter outro motivo pra extrair o 15, eu acho que pode ser uma boa ideia extrair o 15 e o 25 também, se o seu ortodontista concordar realmente com isso.

      1. Muito obrigada Dr. Ana! Estava esperando com grande expectativa a sua resposta! Saiba que gostei muito de suas orientacões e estou bem mais tranquila, pois “ouvir” a opinião de alguém capacitado, mas que encontra-se do lado de fora da questão, é muito reconfortante.
        Apenas ratificando, pelo que pude entender, nos casos similares ao meu (protusão superior/perfil convexo), havendo extracões, as mesmas terão poucas chances de gerar alteracões no que diz respeito ao envelhecimento facial? Mais uma vez agradeco a sua preciosa atencão, e fico feliz em descobrir um canal tão útil na área da Odontologia.
        Sem dúvida, o divulgarei com entusiasmo!

        1. Obrigada. 🙂

          Sim, isso. Seu perfil facial é favorável a extrações. Mas claro, tenha em mente que estou me baseando nas informações que você passou, essa é um tipo de análise bem clínica.

  75. Olá doutora Ana, uso aparelho fixo há quase 8 anos, já estão todos certos, mas cada vez que vou ao dentista ele prolonga mais alguns meses de uso. Existe algum dano de usar aparelho por tanto tempo? Se eu quiser posso pedir para retirar o aparelho?

    1. Bruna, se você faz uma boa higienização, não há dano. Mas 8 anos é MUITO tempo, não conheço o caso mas também não consigo imaginar a razão de usar aparelho por tanto tempo. Qual a justificativa do seu dentista? Sim, você pode interromper o tratamento se quiser.

  76. Oi Doutora, tudo bom?
    Parabéns pelo blog, muito informativo e você é muito solícita nas respostas.

    Usei durante muito tempo aparelho, eles alinharam, mas como não fiz extração na época, alinharam “pra frente” ou seja, fiquei com os 4 principais dentes bem projetados pra frente.

    Após retirar, começou a me incomodar isso, anos depois (há 1 mês e meio atrás) voltei a usar o aparelho, dessa vez o de porcelana, pra retrair meus dentes, não tive como escapar das extrações: de um lado retirei o par (cima e baixo) de PRIMEIRO PRÉ molares (do lado do canino) e do outro lado fiz a retirada do par (cima e baixo) do PRIMEIRO MOLAR, essa medida foi supostamente pra alinhar o centro do meu sorriso, que estava um pouco “pro lado”, o lado que retirei os pré molares supostamente vão oferecer mais resistência que do outro lado, e consequemente vai alinhar o “centro” do sorriso. A primeira dúvida é: isso é normal? Tirar de um lado os pré molares e do outro lado da boca o primeiro molar?

    A outra dúvida é: meu dentista já colocou a borracha corrente pra ir fechando os buracos deixados pela extração, mas reparei no espelho que o ponto de ligação da corrente acontece no canino, a RETRAÇÃO da arcada dentária superior acontece tudo de uma vez ou primeiro eles puxam o canino, depois arrumam o resto?

    Obrigado desde já.

    1. Obrigada, Leoncio. 🙂 Se há um desvio de linha média, é uma estratégia válida a extração de dentes diferentes em cada lado. A retração pode ser feita dente a dente ou por grupo de dentes, principalmente quando se deseja perder ancoragem (que os dentes da frente venham pra trás mas que os de trás também venham um pouco pra frente), o que acredito ser o seu caso.

  77. Dra. boa tarde, tudo bem? Gostaria de tirar uma dúvida. Já fiz toda a documentação para colocar o aparelho. Minha dentista disse que terei que extrair apenas 1 dente da parte inferior, e esse dente seria um dos 4 que tem na frente (entre os caninos). Mesmo não conhecendo nada de odontologia achei estranho, pois ficariam apenas três dentes na frente, e logo imagino que 1 que não tem par, ficaria no meio. Isso é utilizado ou devo desconfiar da dentista? Gostaria que fosse sincera, pois está em jogo minha estética e saúde bucal. Obrigado.

    1. Essa é uma estratégia BEM comum, Gilson… e esteticamente não é significante. O problema costuma ser o desvio de linha média superior, mas o inferior não. É uma forma de dissipar o apinhamento inferior anterior para alguns casos e perfis faciais específicos. Pode ficar tranquilo.

      1. Obrigado pela resposta Doutora.! Achei que fosse alguma “gambiarra”, mas fico mais tranquilo agora com seu esclarecimento.

  78. Olá dr(a), minha dentista falou que eu tenho que extrair dois dentes para o alinhamento bucal e estou com medo, tem algum outro método para o alinhamento sem ser a extração? Minha boca e um pouco bicuda, se eu extrair posso ficar com a face caída ou algo do tipo?

    1. Se não houver espaço disponível, é preciso extrair, mesmo. Ainda mais se você tem os dentes anteriores projetados e precisa “puxá-los” para trás.

      1. Olá doutora! Extrai dente e o primeiro ortodontista já colocou o elástico para puxar, e troquei de dentista, e o o outro disse que não posso puxar os dentes agora e tirou o elástico, será que ele está me enrolando?

        1. Não, Tiago… dentistas diferentes podem ter opiniões diferentes. Creio que seu novo ortodontista prefere que haja uma maior formação de osso antes de começar a movimentar o dente em direção ao espaço, o que faz muito sentido.

  79. Olá doutora,
    Eu estou morrendo de medo, rs. Eu iniciei o tratamento ortodontico, porem a dentista me pediu o extracao do meu canino com um buco-maxilo. Eu tenho um canino bem torto deitado na frente da minha arcada de baixo ja fechada. A dentista afirma que nao sabe se conseguira coloca-lo no lugar pois ele esta deitado. Gostaria de saber se esse procedimento causara algum tipo de alteracao na arcada ou fisica, esse dente nao eh um dente que eu uso, rs.

    1. Thamirys, se esse dente não é “usado” e até o espaço dele já foi tomado pelos outros dentes, a extração dele não terá relevância estética. Você vai ficar com o mesmo aspecto.

  80. Olá doutora,
    Tenho aparelho há quase 2 anos, retirei os 4 pré molares, um de cada vez, o primeiro que tirei vai fazer quase 1 ano e meio e o buraco continua lá, um pouco mais pequeno, mas ainda com um tamanho considerável, ou seja, ainda tenho os 4 buracos bem abertos. Segundo a minha dentista, primeiro tenho de ter os dentes todos alinhados para então depois começar a fechar os buracos. Tudo bem, já tenho os dentes todos alinhados e não estou a ver como é que a dentista vai fechar os buracos se já não tenho dentes tortos para alinhar e ocupar espaço, não sei se ela está a fazer o trabalho correto. É algo que vou perguntar-lhe na próxima consulta, mas estou um pouco cansada de ainda ter estas 4 falhas enormes. Pelo que sei, o que falta é fechar os buracos e consertar a linha média que está um quanto desviada.
    Gostava imenso de tirar o aparelho ainda este ano, mas não sei se isso vai acontecer com este trabalho todo ainda por fazer…

    1. Débora, é verdade, é preciso primeiro alinhar os dentes pra depois fechar os espaços das extrações. Seus dentes podem estar esteticamente alinhados, mas isso não significa que, do ponto de vista do plano de tratamento, já estejam completamente alinhados. É compreensível que você esteja cansada desses espaços e queira fechá-los logo, mas é preciso que seja o momento certo pra isso.

      1. A minha dúvida é, como é que é possível fechar os espaços se os dentes já estão alinhados, mesmo que esteticamente?
        Vi alguns casos na internet em que os espaços não fecharam, apesar de saber que a internet não é confiável no que diz respeito à saúde…

        1. “Puxando” os outros dentes em direção ao espaço… ou os de trás para frente, ou os da frente para trás (no seu caso, já que você extraiu os 4 dentes, provavelmente a combinação das 2 coisas). O espaço só não fecha se houver muita sobra… mas aí as extrações teriam sido mal indicadas.

  81. Olá, tenho 27 anos e iniciei o tratamento ortodôntico há 2. Demorei muito a decidir pois não queria extrair os pré-molares, por medo de envelhecer meu rosto após o tratamento. No entanto, o ortodontista garantiu que não ocorrerá, e que era necessário, pois não havia espaço para movimentação. Recordo que ele afirmou que minha questão era apinhamento apenas, pois minha oclusão é classe I. Por fim fui convencida que as extrações eram inevitáveis mas, confesso que mesmo após a extração, ainda me sinto insegura por ouvir alguns relatos de insatisfação estética facial após tratamento ortodôntico com extração. Outros dentistas me aconselharam não extrair, mas não eram ortodontistas. Procurei outro ortodontista para um segunda opinião e ele afirmou que também solicitaria extração porém com uma proposta diferente. Ao invés de tracionar os anteriores, que será feito agora, ele traria os molares. Iniciarei o tracionamento no próximo mês e estou com medo de “muchar” minha face e depois não conseguir reverter. O que faço?

    1. Eliz, seja bem sincera com o seu ortodontista quanto a esse seu medo. O espaço pode ser fechado das duas formas, a melhor delas depende do seu perfil facial atual. Mas procure ficar tranquila, seu ortodontista sabe disso e deve estar considerando esse fator.

  82. Meu namorado tinha um dente anquilosado, o canino, e o dentista extraiu, e meu namorado pede a documentação e ele fala que jogou fora, deixou com desvio o dente dele e ele ta chateado, pois queria ter o canino e o sorriso normal, esse dentista nao podia arrancar o pre molar e descer o canino ?

  83. Muito boas as explicações, obrigado! Tenho 26 anos e usei aparelho na infância/adolescência, até os 14 anos. Com 19, achando que os dentes estavam se inclinando para frente, fiz uma panorâmica e vi 3 sisos já formados (os de baixo estavam deitados) porém sem irromper, tendo apenas um irrompido totalmente se não me engano. Foram extraídos os 4. Foi certo esse procedimento? Ainda hoje acho os dentes da frente um pouco inclinados, de modo que não fecho os lábios com naturalidade, e às vezes a dicção não fica boa ao falar palavras com “v” ou “f” por exemplo. Na mordida também preciso apoiar bem, se não só os 2 ou os 4 da frente é que fazem a pressão que acaba pressionando-os para fora, compreende? Lembro que depois das extrações do siso procurei um ortodontista e ele falou em extrair mais quatro dentes, mas não achei viável nem prudente por meus dentes estarem saudáveis e fortes, bonitos também. Acontece que assisti a uma entrevista de uma orto aqui da minha cidade em que ela falou do aparelho lingual e da sua eficácia em tratar dos dentes anteriores, trabalhando apenas sobre eles, de modo que até o tempo de tratamento é bastante abreviado. Também falou do sistema Damon, de que podem ser evitadas extrações etc… Diante disso gostaria de saber se é viável usar aparelho novamente, e se as extrações são necessárias ou não, se esses novos aparelhos são realmente diferenciados. Outra coisa: ainda tenho a contenção da época que usei, tem uns 12 anos já, devo retirá-la? Obrigado!

    1. Souza, não há como eu afirmar, apenas com base no seu relato, se os sisos extraídos tinham indicação de extração (não tenho razão pra duvidar, também) e se há indicação, agora, de extrair outros dentes por motivo ortodôntico. Cada caso é um caso e deve ser avaliado individualmente. Técnicas ortodônticas existem várias, aparelhos também, e a eficiência está mais na habilidade e conhecimento do ortodontista do que no tipo de aparelho, em si. Bem indicado, planejado e conduzido, o tratamento tende ao sucesso. O aparelho lingual e o sistema Damon (autoligado) são ótimos… a questão é se serão ótimos no seu caso. Procure um ortodontista pra avaliar. Quanto à contenção, aos 26 anos já deve ser seguro removê-la, porque a época do crescimento terminal da mandíbula já passou.

  84. Doutora, faço tratamento com aparelho ortodontico, e extrai 4 pre molares recentemente, percebi que algumas semanas após a extração estou com um desvio na linha média, que não possuia anteriormente, isso é comum?

    1. É sim, Lima. Mas não se preocupe, isso é passageiro, ainda mais considerando que você extraiu o mesmo número de dentes de cada lado. Será corrigido depois.

  85. Bom dia, Doutora.
    Eu gostaria mesmo que me ajudasse, estou desesperado.
    Eu fiz um começo de tratamento de canal em 2012. Mas não tinha muito conhecimento do procedimento, estava com 17 anos. Porém foi somente uma sessão e pelo que eu pude sentir ficou algo como uma borracha, é um dente de cima o penultimo do lado direito.
    Então, depois disso eu simplesmente continuei usando meus dentes normalmente, até que cerca de 1 ano depois eu senti varias vezes como se tivesse caindo algum tipo de material no mesmo dente que foi feito o tratamento de canal, isso aconteceu cerca de 4 a 5 vezes.
    Até que as dores voltaram em certo momento, dores insuportaveis. Fui em um dentista e ele me disse que meu dente estava completamente aberto (onde foi feito o canal) que ficou aberto por muito tempo e devido isso ele ja estava com muita carie.
    Fui orientado a procurar um profissional para fazer pino e coroa para não perder meu dente, fui em varios dentistas por meio de convenio, a maioria disse que eu teria que extrair o dente, porem 2 deles disseram que e possivel fazer o pino e coroa.
    Sei que nesse cenario fica dificil você me passar uma orientação clara, mas a duvida é:
    Eu não quero perder esse dente porque não tenho condições financeiras de um implante, será que pelo tempo que ficou aberto ainda é possivel recuperar esse dente ?
    Agradeço qualquer orientação que me for passada.

    1. Gabriel, se a cárie não comprometeu a raiz do dente, é possível remover a cárie, retratar o canal (se o dente ficou tanto tempo aberto, o tratamento de canal se contamina e é preciso refazer), colocar pino e coroa, sim.

  86. Olá dra. Ana como vai? Meu filho tem 12 anos e está usando aparelho, mas a doutora pediu a extração dos primeiros molares. Gostaria de saber quanto tempo leva p fechar o espaço. Ele está com o aparelho há três meses.

    1. Alcione, primeiros molares mesmo ou primeiros PRÉ-molares? Pergunto porque a extração de prés é bem mais comum. De qualquer forma, o tempo pra fechar e espaço varia… depende do alinhamento dos outros dentes, também. Talvez 6 meses, talvez 1 ano. Talvez um pouco mais.

  87. Dra. Então, meus dentes não são “tortos” até o ponto de me incomodar, são tortos bem pouca coisa. O q me incomoda é minha mordida MSM, tirei uma foto com o sorriso bem aberto e percebi que minha mordida era torta, o q VC acha, eu coloco aparelho pra ajeitar isso ou deixo assim MSM já q meus dentes não me incomodam ? E quanto tempo mais ou menos eu ficaria com aparelho?

    1. Renata, corrigir a mordida é um benefício, em si. Mas se a estética não incomoda você e você não tem sintomas (dor, etc.), a correção não é obrigatória. Procure um ortodontista pra avaliar.

  88. Olá, minha doutora me solicitou a retirar meus quatro pré-molares (os primeiros). Com isso estou duvidoso se realmente seria necessário, tenho lido alguns posts seus e vistos comentários que respondeu e queria uma opinião sua que pra mim seria muito valiosa, se pudesse me dar uma luz sobre este assunto lhe mostraria algumas fotos da minha arcada referente ao meus exames e gostaria de uma sugestão.
    Ficarei muito grato, obrigado desde já sua atenção.

  89. Olá, boa tarde Dra.
    Meu nome é Nayomi!
    Estou com um dúvida no meu tratamento ortodôntico! Estou com aparelho ha um ano, nesse tempo meus dentes já estão alinhados, porém eu tenho uma leve classe 2, mais um desvio de linha média de 2mm, e para minha “alegria” a minha orto indicou fazer a extração de um pré molar, só do lado que eu tenho o desvio e má oclusão!
    Eu tenho 29 anos, e sou uma paciente dólica facial, por esse motivo não é indicado a distalizacão! Gostaria da sua opinião sobre isso, a Dra. acha que por apenas 2mm de linha média eu realmente preciso extrair o primeiro pré molar?? Ou pode haver alguma outra solução!
    Obrigada.

    1. Nayomi, não é tudo assim tão “redondinho” na Ortodontia… cada caso é um caso. Seu desvio de linha média é pra que lado? E o dente a ser extraído é de que lado? Você fala em distalização, mas a ideia não é essa, pelo que entendi.

  90. Bom dia, doutora! Estou quase no final do meu tratamento, o dentista me disse que precisava arrancar os quatros pré molares. O problema e que nao gostei do resultado, minha boca está murcha, meu nariz parece está maior, bigode chinês. Gostaria se saber se tem como fazer algo para pelo menos reverter um pouco esse aspecto de perfil chapado que ficou? Obgd! Bj

    1. Ana, complicado. Esse “algo” a fazer significa um novo tratamento ortodôntico, do zero, pra reverter o que foi feito… o que nem sempre é possível.

  91. Boa noite! Tenho 30 anos e nunca usei aparelho. Meus dentes inferiores estão tortos e tenho uma leve separação nos dentes superiores. Minha dentista disse que tenho biprotusão leve, consigo selar o lábios, mas tenho a boca “alta”, ela disse que tenho que extrair os pré-molares, 2 em cima e 2 embaixo, porém tenho medo de ficar com a boca muito retraída e isso evidenciar marcas de expressão próximo aos lábios. É comum isso acontecer? Sem contar que fico preocupada de ficar muito tempo com 4 espaços grandes na boca. Não tem outra forma de alinhar os dentes? A extração é única maneira?
    Desde já, agradeço a atenção.

    1. Gláucia, se você tem biprotrusão, a outra forma de corrigir isso é a cirurgia ortognática. Mas como o seu caso não é severo, pode ser resolvido apenas ortodonticamente. Como o seu perfil é protruído, você não deve ter problemas com marcas de expressão.

  92. Olá Dra., meu dentista me passou que eu teria que fazer uma cirurgia ou extração dos dentes 14, 24, estou fazendo a extração pois a cirurgia é fora da minha realidade, conseguirei tampar esse espaço e se é muito demorado?
    Muito obrigado.

    1. Luiz, se o dentista indicou as extrações, é porque pretende fechar os espaços e acredita ser possível. Então não temos razão pra duvidar. 😉 O tempo pra isso depende de uma série de fatores, da cicatrização, do tamanho do espaço, do alinhamento dos outros dentes, etc.. Pode levar 6 meses, 1 ano…

  93. Doutora, durante o meu tratamento extraí 6 dentes, os quatro sisos e os dois pré molares inferiores, hoje meus dentes estão alinhados, porém os quatro primeiros dentes da frente, da parte superior, estão meio projetados para frente, e isso me incomoda por me sentir dentuça. A minha dentista disse que esse projetamento se deu devido ao ajuste natural que minha arcada fez durante o tratamento e que se extraísse algum de cima eu ficaria com a parte inferior da mandíbula para frente, mas me disse também que com o tempo esses 4 dentes se acomodariam e desceriam mais. Faz um mês que ela retirou o aparelho fixo e comecei a usar o móvel e estou com medo de isso não acontecer, isso é possível mesmo ou existe algum outro tipo de tratamento para esse problema?

    1. Alexandra, me parece que seu caso pode ter indicação de cirurgia, mas foi tratado apenas com o aparelho (o que é muito comum). Dessa forma, faz-se uma compensação apenas dentária de um problema ósseo… assim se evita a cirurgia. A posição dos seus dentes não deve mudar muito nos próximos meses, até porque você está usando a contenção. Mas alguma “acomodação” dentária vai haver.

  94. Oi doutora, meus dentes de baixo da frente são muito tortos, mas os de cima estão bem. O meu médico disse que teria que arrancar um desses para arranjar espaço para os outros, mas eu tenho medo por causa da estética, mas em outros dentistas que eu fui antes diziam que iam arrancar os cisos, mas quando perguntei se não deveria arrancar os cisos o médico disse que vai esperar os cisos crescerem mais um pouco para ficar mais fácil a remoção. Mas eu não queria tirar um desses da frente, só os cisos. O que a doutora acha?
    Tenho 16 anos.

    1. Michael, pode até haver indicação de extração dos seus sisos, mas a extração deles não vai criar espaço pra alinhar os dentes da frente. A remoção de um incisivo inferior pra corrigir apinhamentos é uma estratégia comum, e que esteticamente não compromete. Se essa solução se aplica ao seu caso, acho uma boa ideia.

  95. Olá! Meu esposo fez uma extração de dente há um tempo atrás, porém a raiz do dente era gigante e parece que abriu um “canal”, ligando um canalzinho do nariz à boca. No local de onde foi extraído este dente sempre sai um bolha muito incômoda, a qual meu esposo imagina ser secreção que desce do nariz, junto com a pele da gengiva. Ela incha durante uns dias, some, e volta de novo. Depois de um tempo, ele retornou na dentista que extraiu o dente, e ela tentou fechar o local da gengiva, porém sem sucesso. Daí ele resolveu procurar um otorrino, o qual disse que ele deve operar o “desvio de septo”. Será que essa é a única alternativa? Se ele for em algum dentista bom não seria possível apenas fechar o local onde sai a bolha?

    1. Josiane, se há uma comunicação buco-sinusal, ela pode – e deve – ser fechada cirurgicamente. Converse com a dentista, ela pode indicar um cirurgião bucomaxilofacial (que também e dentista) pra corrigir isso. Não vejo relação alguma entre isso e o desvio de septo.

  96. Olá Doutora, meu dentista disse que devo extrair os 4 pre molares (superiores e inferiores).
    A minha pergunta é: se eu optar pelas extrações seria possível inserir um dente postiço ou algo parecido na parte superior para esconder aquele buraco feio que fica durante o tratamento ate os dentes se unirem?

    1. Lucimara, em tese sim. Mas se for colocada alguma prótese ali, ela vai ficar “no caminho” do fechamento do espaço, então só vai atrapalhar.

  97. Doutora eu queria lhe fazer uma pergunta. Recentemente descobri que meus dentes caninos de cima estavam moles, dai fui ao dentista e ele arrancou porque os outros ja estavam nascendo. Agora estou banguela e meu novos dentes nasceram mais atrás. Então pretendo colocar aparelho. A senhora acha que tem como meu dentes voltarem pra frente e ficarem normais novamente? Por favor me dê uma resposta.

  98. Olá doutora!

    Então, meus dentes, tanto os de cima quanto os de baixo, são para frente, eles são grandes e não há espaço na minha boca. Fui em três dentistas e todos me falaram que preciso extrair 4 dentes (os primeiros pré molares se não me engano), este com quem estou fazendo o tratamento agora é um dentista mto bom, pelas indicações que recebi! Ele me disse que se eu não extrair ele vai alinhar os dentes, mas eles vão ficar um pouco pra frente. Mas meu medo é o meu perfil, tenho o rosto fino e pelo que tenho pesquisado vejo mtas pessoas reclamando de lábios frouxos, linhas de expressão acentuadas etc.. Tenho o nariz um pouco grande tbm, então acredito que possa acentuar um pouco. Ele disse que vai puxar os de trás um pouco para frente, para o meu perfil não ficar achatado. mas mesmo assim estou com medo, arrancar 4 dentes… pode acontecer de o perfil não ficar bom? Outra coisa, várias pessoas me disseram que mesmo utilizando o aparelho móvel depois do tratamento os dentes podem voltar (mesmo usando corretamente), imagina sem 4 dentes e se eles começarem a se mover? Isso é possível?

    Obrigada!!

    1. Brenda, a extração de 4 pré-molares é uma estratégia bem comum quando se precisa de espaço… e quando o perfil do paciente é favorável, costuma ser uma boa solução. Pode ficar ruim? Aí é que está… se o dentista indicar as extrações considerando o perfil, não tem razão pra não ficar bom. Claro que o rosto muda um pouco, e nem sempre o paciente fica 100% satisfeito… mas gosto é gosto. Eu acho que se você está insegura e há como alinhar os dentes sem extrações, vale tentar. Se mesmo assim você não ficar satisfeita, opta pelas extrações.

      Depois que se remove o aparelho fixo, os dentes tendem a se “acomodar” (afinal o aparelho já não os “prende’mais), portanto pode haver pequenas movimentações indesejadas, sim. Mas nunca os dentes voltam a ser tortos como eram, são só pequenas incorreções, mesmo.

    2. Flor um conselho que te dou, eu uso aparelho ha cinco anos e não queria extrair por esses motivos também! No fim de tudo eu tirei o aparelho mas meus dentes continuaram para frente, ficou muito feio, e pra piorar eles batiam muito nos de baixo que alguns acabaram quebrando 🙁 Agora eu extrai e nossa, está ficando ótimo o perfil, só dá pra ver diferença se você tirar uma fotografia de lado, não é nada que incomode!

  99. Doutora, tem possibilidade de “empurrar” apenas os dois dentes da frente para trás? Pois acredito que se for extraído meu pré-molar superior esquerdo teria como abrir espaço para os dois da frente. É possível ou é preciso retrair a mandíbula?

    1. Dentes de cima ou de baixo, Roberta? “Empurrar” como? Levá-los para trás mesmo ou apenas encliná-los para dentro? Me explique melhor o que você pretende.

      1. Desculpa doutora, talvez tenha me explicado mal. Como sou dentuça, acredito que para abrir espaço para alinhar meus dentes terei que extrair o pré-molar superior esquerdo. A pergunta que lhe faço é se há possibilidade de colocar eles um pouco para trás (alinhar). Como tenho meu céu da boca bem fechado, eu posso optar por um tratamento sem o disjuntor?

        1. Entendi. 🙂 Sim, é possível levar os dentes mais para trás e, se necessário, extrair pra obter espaço. Quanto ao uso do disjuntor, não costuma ser uma questão de opção, mas de indicação. Se realmente for necessário (talvez não seja) e você não estiver disposta a usá-lo, o melhor seria nem colocar o aparelho fixo.

  100. Meu dentista recomendou a extração de 4 pré molares (2 em cima e 2 embaixo), eu uso aparelho normal. Se eu usar aparelho autoligado não precisarei de extração ou ajudaria em algo melhor do que o aparelho convencional? Obrigado.

    1. Não Marco, se há indicação de extração, tanto faz se o tratamento será feito com o aparelho autoligado ou convencional. O autoligado, em tese, proporciona um tratamento um pouco mais rápido, pela ausência de atrito com os alastics (“borrachinha”), que não são usados nesse tipo de aparelho.

  101. Olá,
    Tenho 15 anos e fui ao dentista ha alguns dias porque tenho o canino esquerdo encavalado, o restante dos meus dentes são alinhados e sem problemas, meu dentista já colocou o aparelho fixo e me disse que preciso extrair dois dentes, o primeiro pré-molar de cima, um de cada lado. Gostaria de saber se realmente é necessário extraí-los e se demora muito tempo para os dentes se alinharem no espaço vazio.

    1. Eloisa, se seu dentista disse ser preciso é porque não deve haver espaço… não tenho razão pra duvidar de que seja necessário. Geralmente o fechamento desses espaços leva de 6 meses a 1 ano, mas depende do caso.

  102. Olá,
    Tenho biprotrusão e o medico falou que tenho que arrancar 4 pre-molares, meus labios são muitos grossos, sou muito bicuda… ele falou com extração o meu perfil ficara hamonioso… com a extração dos dentes meu perfil ira mudar mesmo ? Meu sorriso que e bonito mudara ou fica um sorriso forçado? E para mudar essa biprotrusão e necessario mesmo arrancar os dentes ou cirurgia resolveria?
    Obrigada.

    1. Flavia, o perfil muda, sim… mas respeitando-se o tipo facial do paciente, para melhor. Seu caso pode ser cirúrgico, mas se for possível corrigir satisfatoriamente (no sentido de que VOCÊ fique satisfeita) com extrações, é uma boa ideia.

  103. Olá, fui no dentista esses dias e ele me disse que eu tenho a mordida cruzada, e me disse que antes de usar o aparelho fixo teria que usar um expansor de mandíbula para achar um espaço para o canino voltar ao lugar, será que terei que fazer cirurgias ou não??

  104. Dra. Ana. Retirei meus dois sisos já e depois de 8 meses usando o aparelho na parte superior a minha dentista disse que vou ter que retirar 4 dentes, 2 pré molares de cima e de baixo, estou com receio que faça alguma coisa errada em meus dentes, ja retirei 4 sisos e agora vou ter que retirar mais 4 pré molares sendo que so estão tortos os meus dentes da parte de baixo, segundo ela preciso retirar os dentes de cima para os dentes encaixarem, o que você acha?? Deu 8 meses para colocar em baixo e ainda querer retirar mais 4 dentes pré molares?

    Obrigado.

    1. Michael, a extração de 4 pré-molares é uma estratégia bem comum pra “encaixar” a mordida, dependendo do perfil facial do paciente. Ter extraído os sisos (ou não) não interfere nessa decisão, necessariamente.

  105. Olá. Sou uma jovem prestes a fazer 17 anos, eu tenho o mesmo problema que minha irmã 5 anos mais velha que eu teve. Os dentes caninos encavalados, bem para cima mesmo. Minha preocupação é que quando minha irmã foi procurar seu tratamento passou por 3 dentistas diferentes e dois deles falaram em extração ou em algum tipo de cirurgia que consiste em abrir o ceu da boca para tratar os dentes, só no terceiro profissional que disse que não seria preciso fazer nem se quer uma extração, e realmente, os caninos sem muita demora desceram e tinha pouquissimo espaço, exatamente como eu, mas ainda assim foi possível fazer os dentes se ajustarem sem a extração. Será que para mim é a mesma coisa? O fato de eu decidir dar ouvidos a um dentista que diz que eu devo extrair uns dois dentes, pode aumentar a probabilidade de eu não precisar extrair meus sisos futuramente? (Já que com a extração eu teria mais espaço, talvez. Ainda não senti nenhum incômodo quanto a isso). Desde já, obrigada.

    1. Natallya, pode ser que no seu caso haja uma forma de evitar a cirurgia também, mas é preciso procurar um ortodontista pra verificar isso. Extrair 2 dentes (2 pré-molares, por exemplo) não é garantia de que os sisos não terão que ser extraídos no futuro, porque existe uma série de razões pra isso, a falta de espaço é só uma delas, e mesmo assim a extração dos prés não necessariamente forneceria espaço para os sisos.

  106. Gostaria de saber como acontece para puxar o canino para o lugar do dente extraído. Esse dente é “puxado” e doi nos primeiros dias (cerca de 3) ou é constante até ele fechar a falha do dente extraído?

  107. Ola doutora, eu usei aparelho por muito tempo na minha infância (cerca de 6 anos) mas acabei interrompendo o tratamento pela metade porque meus pais achavam que a dentista estava nos enrolando. Acabei não usando contenções, e atualmente, com 18 anos, eu estou muito insatisfeita com o meu sorriso pq os dentes de cima são tortos. Então, mês passado coloquei o aparelho fixo, e descobri que tenho um prognatismo leve, meus dentes de baixo estão alinhados com os de cima, ao invés de atrás. A dentista disse que meu caso era cirúrgico, mas eu disse a ela que não queria fazer a cirurgia, pois meu caso não era tao grave assim. Então ela disse q outra opção para trazer os dentes pra trás era extrair 4 dentes, dois em cima e 2 embaixo, mas não entendi muito bem, pq não vai continuar a mesma coisa? E também estou com medo da boca ficar murcha, tenho labios grossos, com a extração eles não vão ficar caídos? Obrigada.

    1. Mariane, eu imagino que você não seja só prognata (com a mandíbula pra frente), mas a parte de cima (maxilas) também deve estar anteriorizada, por isso sua dentista sugeriu 4 extrações. Nesse caso, e levando em conta seu perfil facial (sua dentista nem teria proposto extrações se isso fosse prejudicar seu rosto), creio que não há razão pra você ficar com a boca “murcha” nem os lábios caídos. De qualquer forma, até pra você ficar mais tranquila, leve essa dúvida até sua dentista pra que ela oriente você sobre a questão do perfil facial, etc..

      1. Doutora, meu dentista disse que preciso extrair dois dentes de cima, segundo ele minha mordida é cruzada e não se encaixa, mas estou com medo de murchar meu lábio superior, ele disse que a diferença é mínima, mas queria saber sua opinião.

        1. Samantha, dependendo do seu perfil facial, qualquer mudança é pra melhor. Se há indicação de extração com base no seu tipo de rosto, acho que você não precisa se preocupar.

  108. Surgiu uma dúvida: tenho o céu da boca bem apertado, mas não gostaria de colocar aquele aparelho do céu da boca, então posso pensar em extrações? Meus dentes são bem pra frente, mas o esquerdo da frente está em cima do direito, vejo muita diferença do lado esquerdo, meu pré-molar quase ocupa o lugar que deveria ser do meu canino. Será que nesse caso poderia haver apenas uma extração na arcada superior, lado esquerdo, por ser muito irregular? Como já li relatos os espaços se fecham, mas dói muito, ou só nos primeiros dias da manutenção? Por ser “dentuça” é necessário usar o aparelho removível?

    1. Rejane, se o seu céu da boca é BEM apertado, talvez apenas extrair não resolva. Você até ganha algum espaço com extrações, mas o formato do arco continua desfavorável, porque o problema ósseo persiste. Enfim, talvez dê pra tratar razoavelmente só com extrações, mas o ideal não é esse. Procure um ortodontista pra avaliar.

  109. Oi, eu queria saber uma opinião sua… Bem, há 3 anos coloquei aparelho fixo pra alinhar meus dentes q eram muito apinhados, tanto de baixo quanto de cima. No começo, a dentista chegou a comentar sobre 4 extraçoes mas desistiu, achando que daria espaço…. Bem, ela desgastou os inferiores com uma lixa….
    Faz duas semanas que tirei o aparelho e odiei o resultado, pois fiquei com uma biprotrusao nos seis dentes da frente de cima e de baixo… Ela falou q estava bom assim, q me acostumaria… Ai comentei com outro dentista da msm clínica e ele me falou q ela estava encerrando alguns casos com antecedência e outros repassando a outra orto, pois havia conseguido um emprego melhor…
    Tá, ai ele me falou q se eu quisesse remontar o aparelho pra corrigir essa biprotrusao eu teria q arrancar 4 pré molares, so q estou com medo, pois meu rosto pode mudar e meu nariz pode ficar grande etc, mas por outro lado ando dormindo com a boca aberta e meu lábio inferior ficou um pouco pra fora demais, meus dentes ficaram projetados para frente… só q os pré molares inferiores são um pouco grandes e tenho medo d ficar com a boca murcha ou com o rosto chapado, estou em dúvida, vou fazer uma panorâmica pra essa nova orto olhar pra ver o que ela acha melhor pra mim, ela me passou 1 ano e meio pra concluir, ja q meus dentes ja estao alinhados e a mordida certa. É correto eu retomar o aparelho e so agora arrancar esses dentes? Dói? Como é a recuperação? Posso arrancar os 4 de uma vez só? Tenho trauma, pois arranquei dois sisos inferiores inclusos e ficou um buraco e fiz pontos e foi muito demorado. Preciso de um conselho kkkk, obrigada desde já e desculpa pelo texto.

    1. Maria, pelo seu relato não há outra forma de levar seus dentes para trás senão com extrações. Não acho que sua boca vai ficar murcha, pelo contrário, no momento ela está é muito “cheia”… então essas extrações devem ser favoráveis segundo o seu perfil facial (a arto vai considerar isso). Se você começar um novo tratamento agora, é como se você nunca tivesse tratado, pois o objetivo do tratamento é outro. A extração de dentes hígidos e já nascidos, via de regra, é bem tranquila, você pode extrair os 4 de uma vez só, mas se preferir dá pra fazer 2 de um lado e 2 do outro, por exemplo.

  110. Dra. Ana, usei aparelho 6 anos, por incrível que pareça eu removi ele hoje porque gastei muito e não vi resultado, eu vou arrancar o dente de leite, vou fazer implante, meu problema só é o canino que ta no meu céu da boca, eu criei trauma, to com medo de fazer novamente a cirurgia, a pessoa que eu achei que era uma pessoa profissional, mas não foi, porque deixou meu dente no mesmo lugar, eu não entendo até hoje, se por acaso eu não fizer a cirurgia pode estragar as raízes dos outros dentes ou virar como se fosse um cisto?

    1. Estragar as raízes dos outros dentes, em princípio não… a não ser que você movimente os demais dentes com aparelho, aí o canino incluso vai atrapalhar. Existe uma possibilidade pequena, sim, de um dente incluso virar cisto. Mas é só uma possibilidade.

  111. Boa tarde dra. Ana, estou com um problema, eu fiz uma cirurgia para tirar o dente canino que ta incluso no céu da boca, só que o dentista quebrou ou deixou resto de dente no céu da boca, fui tirar a panorâmica para ver o dente, está no mesmo lugar, estou com medo de fazer novamente a cirurgia, se eu não fizer vai ter algum problema futuramente, sendo que eu fiz essa cirurgia em 2005 e quando foi em 2013 que descobri que o dente está no mesmo lugar. Tenho 23 anos e tenho um dente de leite que está no lugar onde era pra estar o canino que está incluso no céu da boca. Dra. Ana, se eu não fizer essa cirurgia novamente e deixar o dente onde ele ta, pode acontecer alguma coisa?

    1. Dani, se você não pretende usar aparelho pra movimentar os dentes, provavelmente esse canino incluso não vai incomodar. Mas o dente de leite um dia deve cair, e quando isso acontecer será preciso pensar em algum tipo de prótese ou em fechar esse espaço com aparelho. No caso de implante OU de fechamento com aparelho, deve ser necessário remover esse canino incluso. Já se for feita uma ponte fixa, por exemplo, não. Questão de reavaliar quando for a hora.

  112. Dra…. Tenho alguns dentes pontudos, como se estivessem desgastados… Gostaria de saber se tem como tirar essas pontas só lixando e deixando alinhadas… sem precisar fazer restauraçao…. E se for possivel isso, tambem gostaria de saber se é doloroso quando lixa as pontas na hora.
    São os dentes da frente, os de baixo.
    Obg ^^
    Vim aqui só para tirar essa duvida.

    1. Natynaine, EM TESE isso esse desgaste é possível, mas é preciso considerar, antes de qualquer coisa, o motivo disso. Pode ser que restaurar seja o adequado, em vez de desgastar. Esse tipo de desgaste é mais superficial, então não costuma doer. Procure um dentista pra avaliar.

  113. Boa noite… Gostaria de saber, estou morrendo de medo, meu dentista falou que eu tenho que extrair 4 dentes 2 em cima e 2 em baixo porque ele falou que eu não tenho espaço pros meus dentes irem pra trás, tanto da parte de cima quanto na de baixo. Queria saber se é necessário a extração de tantos dentes e se esses espaços irão fechar com o uso do aparelho. E meu dentista falou que no mínimo uns 3 anos de uso de aparelho, queria uma opinião.

    1. Jessica, é muito comum a extração de dentes por motivo ortodôntico. Pode ser 1, 2, 4, 6… depende do caso. Quanto ao tempo de uso do aparelho, depende do caso, também. Geralmente é preciso pelo menos de 2 a 2,5 anos pra se corrigir problemas ortodônticos.

  114. Dra. Meu caso é biprotrusão, minha dentista indicou a extração dos pré molares inferiores (já fiz e já fechou os espaços), agora pediu a extração dos 2 pré molares superiores (medo de fazer e ficar com boca “murcha”)… enfim, a biprotrusão só é solucionada com extração?

    1. Rosy, com extrações ou cirurgia. Se você já tem as maxilas (parte óssea de cima) mais pra frente, não vejo razão pra ficar de “boca murcha”.

    2. Tenho 25 anos, também sou biprotusa, quando não estou sorrindo minha boca fica redonda e forma uma espécie de bigode chinês, o dentista disse que para acabar com um pouco disso é necessário a extração de dois superiores e dois inferiores, porém ele disse que não sabe se meu sorriso ficará mais bonito esteticamente. Tenho medo de extrair e quero melhorar, o que eu faço?

      1. Leidiane, o “bigode chinês” corresponde aos sulcos nasolabiais. Esse sulcos geralmente ficam mais pronunciados quando se faz extrações e se “puxa” os dentes para trás… então, no seu caso, talvez não seja uma boa ideia fazer isso. Converse com o seu dentista.

  115. Olá 🙂
    Tenho 20 anos e minha dentista arrancou um siso e um pré molar do mesmo lado em cima. Ficaram vários espaços e os dentes não se encaixavam muito bem, mas ela retirou o aparelho fixo e disse que com o móvel tudo se ajeitaria. Porém, já faz quase um ano e não vejo diferença, os espaços estão os mesmos, nem aumentaram nem diminuíram, e me incomodam muito, tanto esteticamente como pelo acúmulo de comida. E eu não sei agora se ela arrancou um dente a mais ou algo do tipo erroneamente, porque por mais que eu pergunte ela não me dá nenhuma resposta satisfatória, só me diz pra ter paciência. Enfim, a minha dúvida é: é indiferente ter ou não a mesma quantidade de dentes de cada lado? Porque na minha contagem marcando um determinado dente, de um lado dá 4 e do outro 5. E os espaços ainda poderão fechar com o uso do aparelho móvel? A sensação que eu tenho é que o pré-molar está fazendo falta…
    Grata pela atenção.

    1. Bruna, a diferença do número de dentes de um lado e do outro pode levar a um desvio de linha média… mas se não é o seu caso, ótimo. O aparelho removpivel, via de regra, serve apenas como contenção, ou seja, não movimenta os dentes, apenas os mantêm onde estão. Então, salvo se sua dentista estiver fazendo algum ajuste periódico nesse aparelho, os espaços não vão fechar. Pode ser que o pré-molar esteja fazendo falta, mesmo.

      1. Oi novamente Dra. Ana. Retornei ao dentista sobre essas reclamações, e ela me disse para fechar o espaço que tenho mais visível com resina, e que os demais dentes tortos são assim mesmo, fazem parte da minha mordida. Caso não queira usar a resina posso recolocar o fixo, mas vai levar de 6 a 8 meses segundo ela. O que a Dra. acha?
        Mas noto que minha linha média está correta já, não sei como ela vai fazer. Sinceramente me sinto enganada e profundamente triste, pois no total foram 7 anos de aparelho fixo com dois dentistas que me diziam que ia durar sempre no máximo 2,5 anos. O pior é não ver meu problema ser resolvido apesar de todo dinheiro gasto, pois continuo insatisfeita. A Dra atende em Curitiba? Gostaria muito de fazer uma avaliação se fosse possível. Grata pela atenção.

        1. Estou em Curitiba sim, Bruna… mas praticamente não tenho atendido mais em consultório. Sou especialista em Radiologia e tenho trabalhado mais com exames de imagem. De qualquer forma, podemos marcar um horário no consultório de uma colega minha e a gente conversa. Me manda um e-mail? Aí a gente conversa. –> [email protected]

  116. Olá Dra. Ana Tokus, tenho 22 anos e comecei a frequentar o dentista aos 6 anos de idade, ou seja, desde essa idade uso aparelho devido aos meus dentes tortos, usei um aparelho que abria espaço no céu da boca. Com 11 anos mudei de dentista porque meus dentes continuavam tortos, no primeiro contato o dentista que me atendeu extraiu meu pré-molar superior esquerdo, porque ele estava fora do alinhamento dos outros e não tinha espaço, porém para minha surpresa no mês seguinte ele foi preso por não ter registro para exercer a profissão. Com 17 anos novamente procurei um dentista na tentativa de consertar meus dentes, o tratamento foi ótimo, porém quando completou os 3 anos de tratamento o meu dentista só trocava a liga e me mandava para casa. Já com 21 anos procurei outro dentista que me sugeriu que arrancasse os pré-molares restantes, que seriam 3 além dos 4 sisos que nem nasceram, então procurei outro dentista, porém com 5 meses de tratamento tive que tirar o aparelho por motivos de saúde, fiquei 1 mês sem o aparelho e meus dentes entortaram, resumindo, voltaram ao que eram antes de tudo isso que descrevi. Minha mordida está muito desconfortável, só consigo mastigar com meu lado direito, já falei isso para minha dentista mas ela disse que é tudo normal, este ano retirei os meus sisos e gostaria de saber se posso arrancar os pré-molares restantes, já que ela só me pede para ter paciência e que precisa de tempo para responder a minha pergunta. A minha boca não tem espaço, se fico sem aparelho volta tudo como era antes, peço por favor que me oriente, além de tempo estou perdendo muito dinheiro com tratamentos que não estão resolvendo.
    Desde já agradeço.

    1. Patrícia, não tenho como afirmar a necessidade de extração dos demais pré-molares apenas com base no seu relato, mas se sua dentista julga necessário, sem problema, os prés podem ser extraídos, até porque você diz ter falta de espaço. Então pode haver indicação, sim.

  117. Boa noite, tenho um problema e estou tentando buscar outros dentistas para ver se realmente terei que arrancar meu dente, para explicar, aos 16 anos tinha 1 dos dentes caninos em cima do dente de trás, usei aparelho por cerca de 4 anos, e meus dentes já estavam totalmente alinhados, e isso foi uma outra dentista que me falou, quando falei para o meu dentista sobre o fim do tratamento que tinha consultado com outra e ela havia me informado que já estava pronto para colocar o fixador, aquele removível, ele disse eu teria que arrancar 4 dentes, más não me passou nada ao certo, só para continuar com o aparelho, um mês depois disso meu dente incisivo lateral passou para trás, e consultando esta outra dentista ela me informou que o que ele estava fazendo era errado, só para prolongar o tratamento, com isso pedi para retirar, e fui para esta outra dentista, mas ela infelizmente mudou de consultório, e por causa disto e mais alguns transtornos fiquei sem aparelho por uns 2 anos e com isso o meu incisivo lateral ficou ainda mais atrás, e meu canino veio para o lugar dele, e agora comecei um novo tratamento, só que a Dra. me informou que terei que arrancar o incisivo, que não tem como voltá-lo para o lugar, e estou com muito medo de ficar feio porque o meu canino é bem maior que o incisivo, vou ficar com um lado diferente do outro, mesmo cerrando os dentes posteriormente, queria ver se realmente este procedimento é correto, se não teria como voltar este dente para o lugar, ela diz que não tem espaço, depois fala que a raiz do canino está exposta, não sei o que fazer, terei que arrancar mesmo, ou teria algum jeito de voltar este dente?
    Me desculpe pelo texto gigante, mas estou muito aflita com esta situação.

    Obrigada.

    1. Franciele, se os dentes já estavam completamente alinhados, pra quê extrações? A não ser que houvesse um problema no encaixe do arco de cima com o de baixo, mas você não disse nada nesse sentido. Quanto ao incisivo, me causa estranheza que antes ele fosse alinhado e agora esteja TÃO fora de posição que precise ser extraído, pois (supostamente) não há como colocá-lo no lugar. Em princípio, havendo espaço (e imagino que haja, já que você diz que um dia seus dentes já foram alinhados), é abrir o espaço com uma mola (por exemplo) e “puxar” o dente para o lugar dele. Enfim… estou aqui fazendo suposições, talvez seu caso termine mais bonito e adequado com extrações mas, em princípio, as informações que você forneceu não me convenceram da necessidade de extrações. Mas tenha em mente que, dos 3 dentistas, eu fui a única que não examinei você. 😉

  118. Boa noite, eu tenho 18 anos e meus dentes estão tortos e encavalados. Cada dentista que eu vou, me diz uma coisa diferente. Quando eu era bem mais nova, cheguei a fazer um tratamento, coloquei um aparelho móvel que ficou meses da mesma forma, não havia mudança nenhuma. Então pedi para parar de frequentar o lugar, pois já estava há muito tempo indo e minha situação só estava piorando. Atualmente, como disse, está horrível, eu tenho vergonha de sorrir nas fotos porque não quero que apareçam os dentes tortos. Nunca tive problema com cáries nem nada do tipo, apenas isso mesmo. Alguns dizem que minha boca é pequena demais para todos os dentes e deveria arrancar alguns, outros dizem que colocando um aparelho resolveria o problema. Eu, sinceramente, não estou à vontade com “arrancar” algum dente. Se tivesse como ser aplicada essa técnica de stripping, acho que seria melhor. Não quero que a mudança dos dentes em geral afete o meu sorriso mesmo, na verdade, morro de medo que isso aconteça porque eu realmente gosto do meu sorriso, apenas tenho vergonha dele por conta dos dentes tortos, … Mas enfim, estou buscando uma solução para esse problema há muito tempo e gostaria que alguém pudesse me auxiliar melhor nisso, por favor.

    1. Amanda, você já consultou um especialista em ortodontia? Se não, sugiro fortemente. Se sim, geralmente há mais de uma opção de tratamento, dependendo do que é possível e do que o paciente deseja. Pode ser que no seu caso o stripping resolva a falta de espaço e não seja necessário extrair dentes, mas talvez extrair dentes seja a opção mais fácil / apropriada. Enfim… é preciso avaliar.

  119. Olá dra. Uso aparelho há 2 anos e meio. Fiz a extração do primeiro molar do lado direito superior e confesso que me arrependi, os dentes do lado direito ficaram um pouco afundados em comparação ao lado esquerdo. Agora meu dentista quer que eu tire o outro do lado esquerdo e um do lado direito inferior.
    Estou achando demais e com medo da minha boca ficar estranha, mas meus dentes ficaram tortos depois da primeira extração. O que fazer? Procuro outro dentista? É normal extrair tantos assim?
    Caso eu decida não fazer as outras extrações, como o problema será corrigido? Pq os dentes ficaram tortos pro lado que extraí, não estão mais retos, alinhados.

    1. Paloma, é comum a extração de dentes por motivos ortodônticos, sim. Geralmente de 4 a 8 (se contarmos os sisos). Eu acho que se há um desvio de linha média e você já extraiu de um lado, deve haver indicação de extrair do outro sim, assim como na parte de baixo. Sem extrações, talvez não seja possível resolver o problema. Mas é um direito seu procurar outro dentista e pedir uma segunda opinião, se assim desejar.

  120. Olá, gostaria de esclarecer uma dúvida! Gostaria de colocar aparelho, pois tenho os caninos “acavalados”. Mas tive gengivite, e causou a perda de 4 dentes na frente na parte de baixo, será que posso colocar aparelho com a falta destes dentes? Consulto com periodontista, e estou sempre em revisão para acompanhamento e controle. Ou não tenho solução e somente colocar a prótese de imediato? Aguardo e obrigada,

    1. Andréa, a falta de dentes não impede o tratamento ortodôntico. Mas você só poderá usar aparelho se o problema periodontal estiver totalmente sob controle. Converse com seu periodontista, se ele liberar o uso de aparelho, ok.

  121. Boa noite Dra., meu nome é Regina e tenho apinhamento no canino superior esquerdo, iniciei o tratamento odontologico essa semana e o dentista me disse que vai precisar extrair os primeiros pre-molares dos dois lados, a minha duvida é que do lado direito eu nao tenho o dente apinhado. Preciso mesmo tirar dos dois lados para “a boca nao ficar torta”? Abcs e obrigada.

    1. Regina, é mais ou menos por aí… se você extrair de um lado só, pode haver um desvio de linha média. Mas não se preocupe, os espaços serão todos fechados posteriormente pelo aparelho.

  122. OLA DOUTORA! ESTOU FAZENDO UM TRATAMENTO ORTODONTICO EM QUE FORAM FEITAS 4 EXTRAÇOES, OS PRIMEIROS PRE MOLARES, EU TINHA UM LEVE APINHAMENTO NOS DENTES SUPERIORES. SO QUE ESTOU COM MEDO DE FICAR COM A APARENCIA ENVELHECIDA, ESTOU MUITO TRISTE, ESTOU SENTINDO OS DENTES VOLTAREM, MAS AINDA TEM MUITO ESPAÇO… FICO PENSANDO QUE QUANDO FECHAREM ESSES ESPAÇOS VOU FICAR COM OS DENTES MUITO PRA TRAS. ESTOU ARREPENDIDA DE TER FEITO AS EXTRAÇOES. TEM ALGUMA COISA QUE O DENTISTA POSSA FAZER AGORA PARA ELES NAO IREM TAO PARA TRAS?

  123. Boa noite, tenho uma pergunta.
    Tenho 21 anos e nunca me preocupei muito com a higiene oral (erro meu).
    Só comecei mesmo a lavar os dentes a partir dos meus 18 anos.
    Tenho que arrancar os 4 segundos-molares e mais um terceiro molar.
    Só que tenho a impressão que meus dentes são fracos.
    Já fui ao dentista e o dentista aconselhou-me a arrancar todos os dentes que tenho a arrancar porque para além de os dentes já não servirem para nada, estão a condicionar a saúde dos outros dentes.
    Depois vou ter que usar aparelho, porque os meus dentes “encurvaram” para dentro e já não tem a simetria que deveria ter.
    Depois disto tudo vou ter que recorrer a 5 implantes dentários.
    As minhas perguntas são:
    – Há chance de quando colocar o aparelho algum dente quebrar devido à pressão?
    – E será que algum dia eu vou puder rir sem nenhum complexo? Estou a pagar bem caro pelas decisões que tomei quando era adolescente e agora arrependo-me imenso.
    Só que odeio o fato de pensar que nunca mais me vou puder rir.
    Já há 5 anos que não rio de boca aberta… apenas de boca fechada… E odeio isso, visto que sou uma pessoa que sou uma pessoa cómica…
    Acho que estou mesmo em depressão por causa dos meus dentes…
    Será que algum dia posso me olhar ao espelho e em vez de chorar, rir-me?
    E última pergunta, eu tenho fobia a dentistas… só o simples fato de estar com a boca aberta já me arrepia… sempre que lá vou começo a tremer incondicionalmente.
    Poderia me dar alguma dica para ultrapassar este medo?
    Desculpe o tamanho do texto e agradeço desde já pelo site magnífico.
    Cumprimentos.

    1. Pedro, não. A força que o aparelho aplica aos dentes não é capaz de quebrá-los, pelo contrário, é bem sutil (embora possa não parecer). E sim, você vai poder sorrir, estou certa disso. Seu caso tem tratamento e não é assim tão complicado. Tenha paciência, siga as orientações do seu dentista e logo logo você vai se orgulhar do seu sorriso. 🙂

      Quanto ao medo, procure confiar no seu dentista. Diga pra ele que você está com medo, é o jeito mais fácil dele ajudar você. Existem opções de sedação, também. Converse com ele.

  124. Quando se tem os dentes de baixo bem tortos é possível ir fazendo desgastes pra ir arrumando eles ou sempre é preciso a extração? Isso pode ser conversado com o dentista? Pois fui em um que pelo “custo” queria fazer todas as extrações possíveis, mas lendo no blog percebo que isso seria um caso mais delicado, extremo. Caso fosse necessária a extração, quanto tempo em média de tratamento? E se eu parar em torno de 24 meses, o espaço da extração abre um pouquinho?

    1. Cada caso é um caso, Lucimara. E em alguns, é obrigatória a extração. Não tenho como afirmar que no seu caso seja obrigatório só com base no seu relato, talvez desgastes sejam uma opção. Extrações por motivos ortodônticos são bem comuns, não são casos extremos, não. E, em muitos casos, o tratamento é bem mais rápido se for feito dessa forma. Difícil falar em média de tempo de tratamento porque depende do caso, mas 2 anos costuma ser um tempo razoável. Os espaços das extrações não devem abrir nem um pouquinho se você usar direitinho a contenção após a remoção do aparelho fixo.

  125. Oi doutora Ana, gostaria de explicar meu caso, que me aflige muito. Acredito que meu caso se enquadre no caso de extração, ainda não coloquei o aparelho, mas eu poderia optar por só extrair na arcada superior e não querer deixar “perfeito” meus dentes de baixo ou isso é impossível? Desculpa parecer um pouco burra sobre o assunto, é que só agora estou criando coragem pra ir adiante.

    1. Fernanda, não se desculpe, você não tem obrigação nenhuma de saber sobre isso 🙂 .

      Quando o tratamento prevê extrações, dificilmente elas são opcionais… porque não é só uma questão de alinhar os dentes, mas de encaixar a parte de cima e a de baixo. E se, no seu caso, a indicação é de extrações superiores e inferiores, certamente não será possível extrair de um arco só… ou faz-se nos 2, ou em nenhum. Converse com o seu (futuro) ortodontista.

  126. Eu tenho nariz grande e uma face de um homem magro, com as extração de 4 pré molares (em cima e em baixo) meu nariz iria parecer maior então?

    1. Não necessariamente, Marco, depende do seu perfil. Se você tiver as maxilas e a mandíbula anteriorizadas, seu rosto deve ficar até mais harmônico. Nesse caso, seu nariz não pareceria maior.

    1. Só no consultório, Marlon. Por e-mail ou aqui no blog o máximo que eu consigo fazer é orientar vocês. Exame MESMO tem que ser presencial.

  127. Bom dia doutora, tenho uma dúvida. Caso meu dentista dê a solução de extrair dois dentes de cima e dois de baixo e eu não quiser, será que pode ter outra alternativa? Sou bastante “dentuça” e gostaria de colocar um pouco pra trás os meus dentes, não precisa ser perfeito. É possível ter um bom resultado e não precisar chegar no extremo de uma extração? Ou é indispensável eles ficarem perfeitos?

    1. Renata, depende do quanto você é “dentuça”. Se é bastante, provavelmente será preciso extrair dentes, mesmo, pra puxar os da frente para trás. Uma alternativa é fazer desgastes entre os dentes, mas talvez não seja suficiente pra ganhar o espaço necessário. Já se for obrigatório fazer extrações e você não quiser, melhor interromper o tratamento ortodôntico, não haveria vantagem em continuar de aparelho.

      1. Ainda não tenho aparelho, pelo que vejo aqui no site a extração dos dentes superiores é necessária, mas eu não gostaria de extrair os de baixo, há possibilidade?

        1. Cada caso é um caso, Renata. Nem sempre é possível extrair só os de cima, talvez o seu perfil facial exija a extração de superiores e inferiores. Vale a avaliação do seu dentista / ortodontista a respeito.

  128. Boa tarde.

    Meu dentista me propôs a extração de 4 pré molares (2 em cima, 2 em baixo), tem outra solução? E quais alterações ocorrem na minha face com a extração de 4 dentes? Você tem consultas? Gostaria de saber a opinião de outro dentista. Se possivel, entre em contato comigo.

    1. Marco, talvez haja outra solução, mas não posso afirmar isso só com base no seu relato. Se não houver espaço disponível pra alinhar todos os dentes, e fazer desgastes entre os dentes não fornecer esse espaço, é preciso extrair, mesmo. Com a extração de 2 dentes em cima e 2 embaixo, tanto a maxila quando a mandíbula vão parecer retraídas, “mais pra trás”. Mas isso pode ser bom para o seu perfil facial.

  129. Olá doutora, meu caso é o seguinte: tenho os dentes bem para frente, “dentuça”, só que eles são bem para o lado direito. O lado esquerdo parece que está melhor que o lado direito. Há possibilidade de extrair apenas um dente do lado mais prejudicado, ou sempre as extrações ocorrem em pares? É possível eu apenas arrancar os dentes da arcada superior e não mexer na inferior?

    1. As 2 situações são possíveis, Berenice (extrair dentes só de cima e extrair dentes de um lado só). Mas não dá pra afirmar que essas extrações seriam favoráveis no seu caso. É questão de avaliar junto a um ortodontista.

      1. Doutora, claro que quando vamos ao dentista não somos obrigados a nada, mas seria válido eu debater com a minha dentista as opções ou eu tenho que entender apenas a opinião dela (claro que eu sei que ela é a profissional)? Pois não gostaria de mexer tanto assim no meu sorriso. Isso é possível, fazer um ajuste conforme as minhas necessidades?

        1. Sem dúvida! É importante que sua dentista saiba dos seus desejos e necessidades, até pra ela poder atender você melhor. Se por acaso não for possível ou favorável atender alguma vontade sua, sua dentista vai explicar os motivos e orientar você. Mas abra seu coração. 😉

  130. Olá! Estou com aparelho há cinco meses. Meu canino e lateral inferior estão totalmente encavalados, um atrás do outro e não há mais espaço na minha boca. Minha dentista disse que a única solução é extrair o lateral. Esse é o dente correto para ser extraído? Não seria melhor extrair o pré-molar? Essa é realmente a única solução? Obg!

    1. Hellen, a extração de 1 incisivo inferior (pode ser lateral, pode ser central, depende do caso) é uma estratégia bem comum pra resolver apinhamentos anteriores, dependendo do perfil facial do paciente. Não é a única solução, mas é a mais rápida. Se fosse o caso de extrair de pré-molares, provavelmente teria que ser um de cada lado, e talvez isso não seja possível no seu caso. Enfim… converse com a sua dentista.

  131. Olá, tenho uma duvida, extrai um dente do lado esquerdo, entao minha linha media foi para o lado esquerdo tambem, eu vou colocar aparelho e os meus dentes sao muito para frente, meu dentista disse que terei que tirar meus dois pre-molares, sera que a minha linha media voltará para o lugar ou ficará torta? Sendo que vou ficar sem dois dentes do lado esquerdo e um do lado direito.
    Obs: ja usei aparelho e meus dentes nunca foram para frente, acabaram indo para frente pelo fato de nao ter usado o aparelho movel.

  132. Ola doutora, meu dente incisivo lateral direito nasceu la atrás e o meu canino direito nasceu muito em cima, além disso tudo para variar, meus dentes são largos. Uso aparelho já faz cerca de 2 anos e meio, e esse ano comecei a usar os aparelhos tradicionais (de borrachinha). Mas na minha última consulta, minha dentista falou que vou ter que extrair somente o 1º ou o 2º pré-molar direito, porque o canino e o incisivo lateral não possuem espaço para chegar até a frente. Pelo fato dos meus dentes serem largos. Ao ver esse vídeos fiquei com medo e uma duvida. Quanto tempo demora para que meus dentes fiquem assim… retinhos? Após a extração.

  133. Boa tarde… usei aparelho ortodôntico por quase quatro anos, acabei o tratamento agora, foram extraídos 2 dentes superiores e 2 inferiores, porém agora depois que tirei o aparelho percebo que meus dentes superiores ficaram um pouco pra dentro, como se tivessem achatado, deixando meu perfil estranho quando sorrio, fiquei muito chateada pois acho que deu uma envelhecida… será que isso aconteceu por eu ter extraído dente demais ou foi pelo fato de ter ficado muito tempo com aparelho sem necessidade??? Pois alguns meses atras eu estava super satisfeita e achava que estavam ótimos, mesmo estando ainda com o aparelho… se eu usar o parelho móvel somente algumas horas por dia, será que eles voltam ao normal??

    1. Maria, seu perfil mudou, certamente, por causa das extrações. O aparelho removível serve apenas como contenção, ou seja, pra manter os dentes em posição depois da conclusão do tratamento ortodôntico, ele não movimenta os dentes.

      1. Meus dentes ficaram retroinclinados (inclinados pra dentro) devido à tentativa de fechar as brechas da extração, sinto que isso murchou um pouco meus lábios e meu rosto, há algo que possa ser feito pra melhorar e puxar um pouco os dentes pra frente???
        Fiquei frustada com esse resultado!
        Desde já agradeço.

  134. Oi, doutora. Para que serve o arco dental? Coloquei ele pois vou retirar os quatro pré-molares, porém gostaria de saber se caso eu desista de fazer as quatro extrações qual seria a utilidade desse tipo de aparelho na minha boca.

    1. Zuleide, “arco dental” é uma expressão meio vaga, não é bem o nome de um aparelho. Como é esse aparelho? Você tem uma foto dele aí (pode ser foto da Internet, mesmo) pra eu ver do que se trata?

  135. Boa tarde Doutora,

    Usei aparelho pois tinha o canino em cima da gengiva, para coloca-lo no lugar o dentista retirou dois dentes de um mesmo lado, um na parte superior e outro na inferior), e hoje percebo que fiquei com a linha medida do dente desviada, isso é normal? Obrigada!

  136. Boa tarde doutora, tenho milhares de dúvidas. Pretendo fazer uma avaliação no dentista sobre o meu caso, mas tenho medo de “bancar a ignorante”, o meu caso se encaixa perfeitamente no perfil da extração. Tenho uma grande dúvida: cada dente é puxado separadamente para fechar o buraco que fica dos pré-molares, certo? Isso dói muito, porque o meu maior medo é não suportar a dor e ficar com um sorriso terrível e sem dentes. Sinto que meus dentes estão sendo pressionados pra frente e os de baixo estão uma bagunça.

    Fico no aguardo.

    1. Clarice, a força aplicada aos dentes pra eles se movimentarem é muito suave. Então, a movimentação ortodôntica, em si, não dói. Claro que, a cada consulta mensal, pode haver um desconforto inicial, mas que se resolve em 2 ou 3 dias. Fique tranquila, os espaços serão fechados sem maior “sofrimento”. 🙂

  137. Bom dia!
    Tenho uma dúvida: sou classe II com sorriso gengival. Na adolescência fiz uma tratamento ortodôntico com extração dos 4 primeiros pré-molares. Resultado, perfil para trás, não harmonioso e com o passar do anos (depois dos 30) rosto cada vez mais longo e fino. Aos 31 anos de idade iniciei um novo tratamento ortodôntico, para ser submetida à cirurgia ortognática. Estou em fase de conclusão do tratamento, com quase dois anos de cirurgia e 1 ano sem aparelho. Porém, continuo insatisfeita com o selar dos lábios, Minha boca está murcha, parece que continua faltando osso; os dentes (somente eles) para trás. A face magra e mais longa (é o que as pessoas dizem). A ponta do meu nariz continuou caída mesmo depois da ortognatica, o que me obrigou a realizar outra cirurgia (desvio do septo + levantamento da ponta) e os meus lábios grossos e bonitos já eram. O perfil ficou ótimo, bem como não tenho mais sorriso gengival. Mas parece que falta volume ósseo na boca. Estou muito triste, pois eu gostaria de ter colocado uma prótese no lugar dos pré-molares, mas nem o meu cirurgião e nem minha orto quiseram, com a alegação de que “não tinha espaço”. Será que não seria o caso de terem realizado uma uma expansão do palato (para abrir espaço) junto com a ortognática para que isso fosse evitado? Grata pela atenção.

    1. Luciana, se o perfil está ok e os arcos bem encaixados, não acho que fosse o caso de disjunção palatina… se assim fosse feito, o arco de cima poderia ficar muito maior que o de baixo. Abrir espaço para o implante dos prés é uma movimentação complicada, creio que eu no lugar da sua orto e do cirurgião também não iria por esse caminho. Se a falta que você sente é de volume, talvez seja o caso de pensar numa intervenção estética, com facetas, por exemplo, mimetizando uma projeção dos seus dentes anteriores para frente. Sugiro a avaliação de um dentista especialista em estética (dentística).

  138. Olá boa noite,
    Gostei muito do seu blog e tenho uma duvida, no meu caso tenho os dentes de cima sobressalientes e o queixo um pouco retraido (um retrognatismo leve), eu nunca usei aparelho e agora tenho 26 anos de idade, li muito a respeito da cirugia ortognática e achei o resultado interessante, porem é muito invasiva… gostaria de usar aparelhos e acredito que talvez seja necessario a extração de 2 pre-molares de cima, mas a minha duvida é pelo fato da minha idade, por eu não ser tão jovem, será que ainda posso obter bons resultados fazendo esse tratamento? E aproximadamente quanto tempo seria para fechar os espaços dos dentes extraidos, (1 ano e 6 meses) é um tempo medio para qualquer idade?

    1. Bris, se o seu retrognatismo é leve, não deve ser caso cirúrgico. Você é jovem, e o tratamento ortodôntico, mesmo com extrações, obteria bons resultados, sim. O fechamento dos espaços geralmente leva de 6 meses a 1 ano, mas pode variar. Procure um ortodontista pra avaliar, senão fica tudo na âmbito do “achismo”. 🙂

  139. Dra, tenho um apinhamento severo nos dentes superiores e os dentes inferiores tbm estão entortando. A minha orto propôs a extração do primeiro molar do lado direito, pois os dentes do lado esquerdo estão corretamente encaixados. Só que eu fiquei meio receosa porque extraindo só um dente posso ficar com a linha média torta. Mas ela disse que se extrair os dois primeiros molares superiores vou ter que extrair os inferiores, senão os dentes de cima ficarão para dentro na hora da mordida. Ela disse que pode ser que precise extrair um dente da frente da parte inferior caso não alinhe, pois já estão ficando bem tortos. Bom, minha dúvida é: dá para ajeitar os dentes, sem ficar com o sorriso torto, extraindo apenas um primeiro molar (lembrando que meus dentes superiores estão com a linha média correta atualmente mas são muitos apinhados, os dois da frente)? E segundo: se eu extrair os dois primeiros molares superiores tenho que extrair os inferiores? Não tem como resolver com a extração só de dois?

    1. Sthefany, o raciocínio da sua ortodontista é bem coerente. Imagino que a sugestão dela tenha sido de extrair pré-molares, e não primeiros molares (é o mais comum e me parece que se enquadra no seu caso). A linha média não vai ficar necessariamente desviada, só terá que se tomar o cuidado de “puxar” os dentes de trás pra fechar o espaço da extração. Extrair 4 prés (e sim, pelo seu relato, seria preciso extrair os 4, não só os 2 superiores) deve mudar bastante o seu perfil, o que pode não ser favorável. A extração de um incisivo inferior também é recurso bem comum pra se dissipar apinhamentos anteriores.

  140. Tenho 19 anos, nunca usei aparelho, pois meus dentes são todos certinhos, o problema é que ultimamente percebi que minha mandíbula é menor que o maxilar, dando assim, um aspecto grande na parte superior (buço), acredito também que tenho leve sobremordida, os lábios fecham-se normalmente, só que o meu perfil não é legal, é convexo. Quero deixá-lo mais retinho. O herbst seria uma boa pedida? Ele é muito caro? Porque pelo que pesquisei ele aumenta a mandíbula ajudando pacientes tipo 2 em casos não exagerados, ou seja, perfeito pra mim.
    Ou é melhor partir para o fixo e extrações?
    O meu nariz parecerá maior ou menor?
    Lembrando que quanto mais rápido o tratamento, melhor seria.

    1. Joaquim, o Herbst é um aparelho ortopédico, ou seja, que estimula o crescimento ósseo. Em casos não severos de classe 2, pode ser útil, sim. O ideal era que você fosse um pouco mais novo, mas ainda dá pra usar. Não dá pra pensar só no valor dele, é preciso considerar que o seu uso – ou não – faz parte do tratamento ortodôntico. Se você fizer extrações superiores e o seu perfil não for adequado, seu nariz pode parecer maior, sim. Enfim: com base na sua descrição, não consigo opinar muito mais que isso. Procure um ortodontista pra avaliar, as duas possibilidades de tratamento são legítimas… é questão de ver o que mais se aplica ao seu caso.

      1. Os propulsores mandibulares são comuns no meio ortodontico, a maioria dos dentistas o utiliza?

        O famoso bigode chinês tem relação com a sobremordida ou protusão maxilar? Por que noto que o meu é bem acentuado, e queria saber se é genetico mesmo ou tem a ver com problemas ortodonticos.

        1. São comuns sim, Joaquim. O “bigode chinês” tem mais a ver com uma situação de retrusão maxilar, mas pode ter fatores genéticos envolvidos, também.

  141. Olá doutora, por favor me ajude.
    Sexta-feira a minha doutora falou q vai pôr o aparelho, mas ela vai fazer a extração de um dente, esse procedimento pode ser feito no mesmo dia?

    1. Simon, o tratamento em si, não, já que as raspagens, se profundas, são feitas com anestesia. Mas os dentes podem ficar sensíveis um tempo. Se houver indicaão de extração desse canino, é viável, sim. Mas, via de regra, mesmo sendo o canino o dente mais torto, não é ele o extraído pra se alinhar os demais dentes. Converse com o seu dentista.

  142. Boa tarde Ana, hj tirei dois dentes iguais aos da foto, e o dentista disse que meus dentes de cima são um pouco a frente dos de baixo, então perguntei para ele como ele fecharia esse buraco do dente que foi arrancado, e ele disse que puxaria todos os 6 dentes da frente para tras juntos até fechar, é possível isso ? Ou vai ter que ser um de cada vez?

  143. Doutora, meu dente canino superior direito é “mais pra frente” e um pouquinho mais pra cima que os demais. Qual seria, num modo geral, o tratamento mais adequado pra puxá-lo para o lugar certo?

    1. João, aparelho ortodôntico fixo. Havendo espaço para o alinhamento, o canino vai para o lugar. Procure um ortodontista pra avaliar.

  144. Boa tarde Ana, hj tirei dois dentes iguais aos da foto, e o dentista disse que meus dentes de cima são um pouco à frente dos de baixo, então perguntei para ele como ele fecharia esse buraco do dente que foi arrancado, e ele disse que puxaria todos os 6 dentes da frente para tras juntos até fechar, mudaria meu perfil ? Tenho medo de ficar com dentes ralos na frente, obg.

  145. Olá, 🙂 amei sua postagem…
    Sim, estou usando aparelho e quando o doutor viu meus exames falou logo que tem que extrair 4 dentes rsrsr que são os pre-molares… mas pergunto no lugar deles posso arrancar o dente siso inferior ? Pois não e esse espaço que o dentista quer ? Favor me orienta, pois meus pre-molares inferiores são tão bonitos rsrs
    Abraços ! 🙂

    1. Tamires, não, não dá pra trocar a extração dos prés pela dos sisos. O espaço que o seu dentista precisa é o dos prés, mesmo. Os sisos, via de regra, nem entram no tratamento ortodôntico, e a extração deles só ajuda se for necessário levar todos os dentes para trás, por exemplo. Por uma questão de “encaixe da mordida”, tem que ser os prés.

  146. Doutora,
    Tenho 23 anos e acabei tendo um dente (pré-molar superior, acho que é o primeiro pré-molar) meu quebrado ao morder um alimento duro, fui ao dentista que disse que minha única opção de tratamento era coroa + núcleo metalocerâmico, pois o dente tinha quebrado muito alto. Iniciei o tratamento por entender que era minha única opção e estou perto de concluir, mas cada consulta por qual passo sinto minha autoestima diminuir, pois me vejo colocando uma prótese com tão pouca idade. Ao ver um dos comentários da senhora, vi sobre a possibilidade de afastar os dentes de trás pra cobrir o espaço de um dente faltante e não consigo deixar de me perguntar se essa não seria uma opção melhor, no sentido de que eu teria meu sorriso restaurado sem uso de prótese dentária. Gostaria da opinião da senhora sobre o tema, por favor.

    1. Costa, seu sentimento é compreensível, mas tenha em mente que essa coroa vai devolver forma e função para o seu dente. A estética desse tipo de prótese pode ser excelente, ninguém sequer vai notar que você usa uma coroa protética e, por ser fixa, nem você vai lembrar disso daqui a um tempo. É vida normal. A possibilidade de fechar esse espaço com aparelho existe, mas isso exigiria a extração da raiz, levaria alguns meses e, nesses meses, você ficaria com o espaço “vago”, se é que essa opção é favorável no seu caso, pode não ser. Além disso, seria perdido todo o trabalho feito até agora. Enfim… dada a situação, me parece que a melhor opção ainda é a coroa.

  147. Olá gostaria de saber se eu arrancar o último dente do lado esquerdo na parte de baixo da boca, sendo que já falta dois dentes na minha boca no lado esquerdo, e no lado direito são os antepenúltimos q não tenho, daí gostaria de saber se eu arrancar esse último só do lado esquerdo vai impedir de colocar aparelho?

  148. Olá Doutora!
    Estou usando aparelho ha quatro meses e antes, nos dentes inferiores, um incisivo estava desalinhado, meio para trás, porém havia espaço para ele (pouco mas havia). Após a colocação do aparelho na parte inferior esse espaço sumiu e os dentes ficaram bem alinhados, exceto pelo tal incisivo que fica ao lado do canino, ele ficou totalmente para trás, debaixo da língua e atrapalhando muito a fala. Minha dentista falou que teria que extrair os dois primeiros pré molares inferiores para abrir espaço, trazer o canino para o lado e assim abrir espaço para realinhar esse incisivo. Porém achei isso muito pouco prático e demorado. Pensei em extrair o incisivo, não seria mais simples? Ou ele é extremamente essencial na mastigação e traria algum problema futuro?
    Agradeço desde já e adoro muito seu site, aprendi demais aqui!

    1. Anderson, mais simples é com certeza! Mas creio que essa solução não se aplique ao seu caso, se assim fosse, sua dentista teria proposto isso. É que não é apenas uma questão de alinhar os dentes, mas de fazer a mordida “encaixar”. E provavelmente a extração apenas do incisivo não resolva o encaixe da mordida, além de não ser favorável considerando o seu perfil facial. Converse com a sua dentista, pergunte isso pra ela… ela vai explicar os motivos de indicar a extração dos 2 prés, e não do incisivo.

  149. Qual tempo mínimo para usar o aparelho do céu da boca?
    Não conversei ainda com nenhum dentista, mas não gostaria de arrancar alguns dentes para o tratamento, tenho o meu ceu da boca bem estreito.
    Pensa em uma pessoa apavorada com qualquer possibilidade de tratamento.

    1. Carina, geralmente de 4 a 6 meses. Mas isso varia, é preciso procurar um dentista pra avaliar, até, se haverá necessidade de usar o aparelho no céu da boca.

  150. Oie, bom… faço tratamento dentário e uso aparelho ja faz 6 anos, ja fiz 2 cirurgias nos caninos superiores e eles estão completamente tortos e tem que “vira-los”, para isso preciso arrumar espaço na minha boca, pois falta espaço, e para isso precisaria arrancar acho que os dois pré-molares superiores, e os caninos inferiores (não sei se esta certo a ordem dos dentes, não entendo isso), mas são no total 4 e não quero arrancar, tenho muita vergonha, vou ficar “banguela”, mas se eu realmente precisar tirar, quanto tempo ira demorar pra fechar os buracos? Tem como um não fechar e eu ficar com um buraco na gengiva pra sempre?

    1. Bruna, se não há espaço pra alinhar todos os dentes, tem que extrair. E se seu dentista indicar a extração, é porque ele pretende fechar os espaços… ele não criaria espaços que depois ele não conseguiria fechar. Geralmente leva de 6 meses a 1 ano para os espaços se fecharem, mas isso varia de acordo com o caso.

  151. Oi, bom tenho uma pergunta, espero que me responda, por favor!!! Preciso arrancar 2 dentes e é o mesmo lado de que está na imagem acima, só que é um de cada lado, pra colocar o aparelho, só que estou morrendo de medo de ficar 2 buracos e quando eu sorrir ficar aparecendo, vc acha que eu devo arrancar?

    1. Sabrine, se há indicação de extração, deve. Se não, nem adianta colocar o aparelho. Os espaços vão ficar por alguns meses, mas vão fechando aos poucos.

  152. Ola !

    Fiz a extração de um pre-molar superior por motivos de carie, e agora estou com um buraco na boca, gostaria de utilizar o aparelho para resolver o problema. Pergunta: terei que retirar o outro superior tambem ? Ou da para o buraco ser tampado com apenas um pre molar faltando ?

    Muito obrigado 😀

    1. Denis, depende muito do seu perfil facial. As 2 possíbilidades existem: extrair o outro pré e “puxar” os dentes de trás pra fechar os espaços OU fazer isso de um lado só. Procure um ortodontista pra avaliar.

  153. Olá!
    Eu usei aparelho durante 1 ano e 3 meses, e depois passei a usar o móvel, fiquei usando durante 3 anos e os dentes da parte superior começaram a afastar novamente e a parte inferior ficaram certinhos. A minha dentista instalou novamente o fixo, só que desta vez ela está abrindo os dentes da parte inferior.
    Eu perguntei a ela o por que disso e ela me respondeu que é para alinhar os dentes.
    Seria necessário instalar o aparelho dos dentes inferior e também afastá-los, para depois fechá-los novamente?

    1. Pode ser que sim, Patrícia… depende do caso. Até o final do tratamento os dentes estarão alinhados e sem espaços entre eles mas, até lá, pode haver períodos em que apareçam esses espaços.

  154. Ola!
    Teve um dente meu que era canal,
    E acabou ficando fraco,
    Iria usar pino e coroa,
    Mas acabou que um lado quebrou na gengiva, e ele falou que ia tentar recuperar,
    Ou senão seria melhor um implante, mas eu acho implante arriscado.
    Se por exemplo eu arrancar e colocar aparelho pra disfarçar o vazio, tem como ?

    1. Ana, é questão de avaliar. Mesmo que tenha sobrado apenas a raiz do seu dente, ainda dá pra colocar pino e coroa sobre o canal tratado. Então não é hora, ainda, de pensar em implante ou de fechar o espaço do dente extraído com aparelho. Se realmente for preciso extrair, as duas soluções são possíveis, mas pode ser que fechar o espaço com aparelho não seja um tratamento favorável no seu caso. Vale a avaliação do dentista a respeito.

  155. Oi doutora. Fiz tratamento dentário com aparelho fixo por 2 anos e 4 meses. Deu diferença sim, meus dentes fecharam os espaços e tinha 2 dentes tortos que fecharam o espaço. Quando comecei o tratamento minha queixa inicial era por minha boca ser pra frente. Pensei que ela voltaria e sim, voltou, mas pouca coisa. Mas eu quero ter um perfil reto… meus dentes já todos estão corretamente posicionados, mas no meu caso minha boca tem essa biprotrusão por eu ter molares e pré molares grandes. Minha primeira dentista me disse que eu poderia extrair 4 pré molares, mas ela ficou receosa de não conseguir fechar os espaços ou do meu perfil ficar concavo, podendo minha face ficar murcha. Obs: tenho lábios grossos. Qual melhor maneira, extrair ? Ou desgaste ?

    1. Rodrigues, pela sua descrição, me parece que seu caso possa ser cirúrgico. Ou seja: pode ser tratado só com aparelho, extrações, etc., mas “perfeito”, só com cirurgia. Você me parece uma pessoa bem perfeccionista, então talvez seja o caso de considerar a cirurgia pra resolver essa biprotrusão. Se a cirurgia estiver realmente fora de cogitação e seu perfil pode ser prejudicado com extrações, eu tentaria desgastes. Mas tenha em mente que o espaço que será ganho com desgastes será pequeno, dificilmente será atingido um perfil reto.

  156. Boa tarde,
    Meu dentista me disse que devo extrair os dentes 14 e 24, pois minha mordida é totalmente cruzada. Posso fazer esse tipo de extração?

    1. Lucineide, nem sempre o aparelho é instalado por completo na primeira sessão (quase nunca o é). Então, pode ser “isso mesmo”, sim. Converse com a sua dentista.

  157. Olá, faço tratamento ortodontico e meu segundo pré-molar superior do lado direito nasceu no céu da boca, o dentista falou que tinha que ser extraído, pois n tinha espaço, só que agora estou notando minha linha média desviada para o lado direito e ele falou que n tinha jeito e que n dava pra perceber, só que eu percebo e n me sinto bem. Vc acha essa medida que ele tomou correta?
    Gostaria de saber tbm se vc tem alguma soluçao para o meu caso, que possa me orientar, fiquei sabendo que vc é uma ótima profissional e responde super bem aos comentários. Beijao.

    1. Maria, quando se extrai um dente apenas de um dos lados, a tendência é da linha média desviar praquele lado, sim. Pelo seu relato havia indicação de extração mesmo, então é questão de pensar em alternativas pra se colocar a linha média no lugar: extrair um pré-molar do outro lado também, usar elásticos pra “puxar” os dentes para o lado esquerdo ou o uso de outros dispositivos. Converse com o seu ortodontista.

  158. Gostaria de saber se tem algum problema em extrair os sisos, tendo o expansor palatino no céu da boca e embaixo, pois vou ter que extrair 4 sisos e com esse expansor fico meio preocupada, tem algum problema ?

  159. Tenho algumas dúvidas:

    1: É necessário arrancar os sisos para fazer o tratamento periodontal?

    2: O tratamento periodontal dói ? O dentista disse que teria que pagar 100 reais para fazer, o preço é aceitável?

    3: Já usei aparelho por 5 anos e finalizei o tratamento, porém meu primo que é dentista recém-formado disse que eu deveria colocar novamente, pois eu ainda forço um pouco para fechar a boca, (meu caso é classe II), para isso teria que arrancar três dentes. Estou em dúvida se o aparelho vai mesmo recuar minha arcada superior para que eu possa fechar a boca mais naturalmente, pois pela lógica eu penso que aparelho mexe apenas o dente e não a arcada (que seria recuada apenas com cirurgia).

    1. Neto,

      1. Não, a não se que o dentista / periodontista indique a necessidade. Mas não há uma relação direta entre uma coisa e outra.

      2. Os dentes podem ser recuados tanto ortodonticamente (com aparelho) quanto ortopedicamente e/ou com cirurgia. Nos 2 casos, isso se faz durante o tratamento ortodôntico (não existe uma cirurgia que, sozinha, reposicione os dentes… isso é feito em conjunto com o tratamento ortodôntico).

  160. Bom, eu queria saber o seguinte, meus dentes de cima não são tão para frente, e mesmo assim terei de arrancar algum dente meu?
    Outra duvida que eu gostaria de tirar é se tem como eu colocar aparelho na parte de baixo mesmo eu só precisando em cima? Quais alimentos eu poderei comer nos meus primeiros dias do uso de aparelho nos dentes?

    1. Luuh, a indicação de extração de dentes por motivo ortodôntico depende, basicamente, do espaço disponível pra alinhar todos os dentes. Se há espaço, não há necessidade de extração. Ninguém precisa de aparelho “só em cima”, porque o tratamento ortodôntico não contempla apenas o alinhamento dos dentes, mas o encaixe dos arcos (a mordida). E pra que os arcos se encaixem, é preciso usar aparelho em cima e embaixo (salvo raras exceções). Mesmo que pareça desnecessário. Evite apenas alimentos muito duros e pegajosos (balas, amendoim, etc.).

  161. Olá Dra, tive que extrair o primeiro pré molar superior e não pretendo fazer implante, teria como eu fechar o espaço utilizando aparelho?

  162. Olá Doutora,
    Fiz uma avaliação com meu ortodontista e ao verificar o resultado dos exames ele indicou que devo extrair o dente 24. Já tenho uma extração que fiz alguns anos atrás no lado direito, e assim como a explicação dele, concordando com os comentários que li (muuuuuuito) na internet, servirá para puxar meus dentes para trás, já que sou “bicuda”. Com essa parte tudo ok.
    Segundo ele, assim que extrair posso voltar para fazermos a instalação do aparelho, porém não no mesmo dia por conta da cicatrização. Minha dúvida é: se eu extrair o dente por exemplo quarta feira, na sexta já posso ir fazer a instalação?

  163. Ah sim, o processo todo de fechar todos os espaços são de 6 meses a 1 ano, e isso?… mas ele só pode começar a puxar os 4 da frente qndo os caninos estiverem no lugar certinho? Pq meus caninos tao mto próximos, mas n encostados ainda, e minha manutenção e agr dia 2 de outubro e qria q ele começasse a puxar os 4 da frente pq os buraco tao enormes, esta mto visível e mto feio mesmo, sera q ele não poderia começar a puxar já os 4?

    1. Allan, só dá pra começar e fechar esses espaços quando houver um certo alinhamento dos demais dentes… antes não. Quem decide a hora de começar é o seu dentista. Converse com ele.

    1. Gleison, se houver necessidade, pode. A falta de dentes não contraindica o uso de aparelho. Procure um dentista / ortodontista pra avaliar.

  164. Ola doutora, parabéns pelo seu trabalho!!! Consegui tirar muitas duvidas minhas através do blog!! 🙂 ………. então, eu tenho biprotrusao e extrai ha 6 meses os 4 pré molares, 2 de cima e 2 de baixo, como o “normal”, meu dentista falou q iria “puxar” somente os caninos primeiro, q já li q tbm é normal. Meus caninos estão quase encostando la nos dentes de trás já, deixando um espaço enorme entre os incisivos e os caninos, realmente ta muito feio! Enfim, meu dentista falou que “puxaria” os 4 juntos, depois q os caninos chegassem e disse tbm que os incisivos seriam “puxados” mtooo mais rápido por terem raízes menores que as dos caninos… minhas duvidas são: os 4 incisivos demoram qnto tempo pra “recuar”? (supondo q os caninos já estejam no lugar)… e outra: apos começarem a recuar os incisivos a alteração facial e o perfil, em relaçao ao “bico”, modificam imediatamente? Obgdo desde já Doutora ? e parabéns mais uma vez!! 🙂

    1. Issa aí, Allan… ele provavelmente deve “puxar” dente por dente, até fechar os espaços. O tempo pra isso acontecer depende de cada caso, provavelmente de 6 meses a 1 ano. Havendo espaço – e no seucaso há -, os incisivos de alinham rapidamente (poucos meses). Sim, seu perfil mudar rápido.

  165. Boa Noite, Dra. Ana. Estou no início do tratamento dentário, a minha dentista disse que eu irei passar 2 anos e meio usando o aparelho, irei fazer agora a extração dos pré-molares 35 e 45. Gostaria se saber quanto tempo em média se levar pra fechar o espaço após a extração. Grato desde já!

  166. Pode tirar uma dúvida?
    Eu tinha a arcada dentária de cima bem maior que a de baixo, então a dentista me falou que eu tinha que extrair dois dentes, 14 e 24, se não me engano o nome disso é “Exodontia”, pois bem, já foi arrancado os dentes, e já se passou uns dois anos mais ou menos, o espaço dos dentes 14 e 24 já não tem mais, ficou bom, não tenho mais aqueles dentão pra frente, mas agora os dentes da frente de cima relam nos de baixo. Há um mês foram colocados dois elásticos, um de cada lado, e sinto que esses elásticos ficam forçando a arcada de baixo para frente, ou seja, tenho impressão que ao final do tratamento minha arcada de baixo cubra a de cima, tipo, melhorou mas vai ficar ao contrário ?

    Será que é apenas uma preocupação boba minha e a Dentista sabe que ta fazendo ?

    1. Sergio, certamente seu dentista sabe o que está fazendo. Ele não vai concluir o tratamento com você mordendo “invertido” (mordida cruzada anterior).

  167. Olá dra. Preciso muito que me tire uma dúvida. Sou classe 3 e a dentista disse que no meu caso o aparelho não resolveria, pois o caso é cirúrgico, o problema não é no dente, sim no osso, eu optei por não fazer a cirurgia, porém eu tenho um dente extra numerário ao lado do canino, ele é pequeno e tá bem cariado, a dentista me deu a opção de arrancar e colocar aparelho pra empurrar outros dentes pro lugar dele ou colocar implante, eu pensei, não vou colocar aparelho só por esse motivo já que o meu problema maior é cirúrgico, agora surge a dúvida, qual seria a melhor escolha? Por favor, aguardo retorno. Obrigada!

    1. Ruana, se esse dente é supranumerário, não vejo muita razão pra implante. A não ser que haja sobra de espaço no arco, aí ele atua praticamente como um dente normal, ocupando o espaço dele. Nesse caso, ok. Usar aparelho pra fechar o espaço é uma solução legítima, também… só é preciso tomar cuidado porque, se a discrepância óssea for mais severa, usar aparelho pode até piorar o caso. Seria só fechar o espaço e já remover o aparelho. Converse com a sua dentista.

  168. Quero por aparelho, mas estou com medo de precisar de fazer extração no tratamento, porque tenho um canino bem torto. Ja arranquei os 4 cisos, sera que vou precisar de fazer mais extrações, caso comece um tratamento ortodontico?

  169. Prezada Ana, primeiramente boa tarde!

    Preciso tirar uma dúvida e ficaria muito grata se pudesse me ajudar.
    Então, eu fiz uso de aparelho durante 10 anos, quando estava dentro dos 7 anos meu dentista disse que eu precisaria extrair dois dentes, todavia uma outra dentista me chamou no canto e disse que se eu extraisse modificaria toda a minha face, daí na minha ignorância, disse ao dentista que não iria extrair, daí ele decidiu fazer um desgaste, contudo quando tirei o aparelho passado os 10 anos, não fiquei satisfeita com o resultado, pois meus dentes estão totalmente tortos, inclinado para fora. Sendo assim, preciso saber o que posso fazer?

  170. Doutora bom dia, eu tenho uma dúvida e se pudesse me ajudar eu agradeceria muito.
    Ha anos atrás fiz tratamento dentário, usei aparelho para abrir o céu da boca, o fixo e um móvel que não me lembro pra que era, além do de contenção… Outro dia fui em outra dentista fazer limpeza e ela me disse que meus dentes inferiores estavam empurrando os superiores pra fora, com isso daqui uns anos eles vão ficar inclinados pra fora e abertos, disse que teria que arrancar um dente meu, provavelmente o incisivo central inferior, depois disse que gostaria de arrancar uns 4 dentes mas não poderia porque minha boca é pequena… Eu sempre fui um pouco “dentuça” e apesar de ter melhorado tenho até hoje um “bico” nos labios, eu pra fechar a boca totalmente tenho que me “concentrar”, se ficar relaxada sempre fica um pouco aberto os labios, e ela disse que isso me da muita marca de expressão (bigode chinês) mas arrancando os dentes e fechando os espaços com o aparelho resolveria isso e mudaria pra melhor minha fisionomia (sem o bico)… A questão é que ela me assustou muito e sempre mudava de opinião sobre a quantidade de dentes a arrancar e com um passo tão sério eu gostaria de ter uma opinião antes de tudo. Isso daria certo ? Tenho medo de ficar com o rosto “deformado” ou ficar pior do que é… Sinceramente a única parte que me incomoda é não fechar a boca 100% no automático, e a parte de os dentes poderem ficar todos abertos e pra frente, realmente é verdade ?
    Mil desculpas pelo texto enorme, e se puder me ajudar eu realmente agradeço.

    1. Sim Samara, a explicação da sua dentista faz sentido. Mas não dá pra dizer que seus dentes vão se projetar mais com o passar do tempo, a não ser que haja uma parafunção (você ter o costume de empurrar os dentes com a língua, por exemplo) ou um problema periodontal (no osso em volta desses dentes). Pode ser que seu problema nem seja dentário, mas ósseo, e aí o ideal seria uma cirurgia ortognática. Claro que nem todo mundo quer se submeter a uma cirurgia assim, então, em casos menos severos, é possível compensar o problema com movimentações apenas dentárias. Enfim… cada caso é um caso.

  171. Então Dra. Ana, depois das extrações dos 4 dentes desestruturou tudo! Pois a parte inferior afundou totalmente e ficou pequeno o maxilar inferior, como se eu não tivesse os dentes de baixo e a parte superior não aguentou e desceu toda. Fiquei irreconhecível! Eu tinha um sorrido lindo bem cativante, a única coisa que era para arrumar eram os dentes de baixo que eram um pouco tortos, somente! Eu já tinha pouco dente na boca e eu não sabia disso. Fiquei desesperada, pois fui em vários profissionais em varias clínicas e ninguém queria resolver o meu problema, passei um sufoco! Mas encontrei um ANJO que quis estudar o meu caso junto com a clínica e resolveu me ajudar, graças a Deus! Só que como eu te falei os de baixo não estão abrindo, eles realmente demoram muito para abrir? Mais do que os de cima?
    É possível fazer várias técnicas para conseguir abrir os dentes de baixo, como alargando a lateral?
    Muito obrigada desde já pela sua atenção!

    1. Bianca, entendi. O osso da parte de baixo é mais denso, então movimentações dentários costumam ser mais demoradas no arco inferior. Não acho que seja o caso de fazer qualquer expansão no arco inferior pois, como você disse, há uma sobra de espaço. É questão de “redistribuir” os dentes no espaço que há, digamos assim.

  172. Olá Dra. Ana!
    Gostaria de saber se sempre há a possibilidade de abrir espaço para implantar dente, pois fiz um tratamento com um dentista que arrancou 4 dentes sem necessidade, e hoje estou tentando abrir os 4 espaços para a implantação desses dentes, estou tentando desde janeiro e somente os de cima se abriram, já os inferiores não estão querendo abrir o espaço! Será que ainda existe a possibilidade de conseguir abrir esses espaços?

    1. Bianca, possibilidade, há. Não sei se foi com ou sem necessidade, mas agora que as extrações já foram feitas, realmente é preciso abrir esses espaços e fazer implantes? Qual a sua queixa? Você achou feio esteticamente, mudou o seu perfil facial? Por que você quer reverter o tratamento?

  173. Olá, fui ao dentista e terei que fazer esse mesmo procedimento, mas não estou tão segura assim pra fazer isso. Se alguém já fez todo esse procedimento ou está passando por isso e estiver disposto(a) a responder minhas dúvidas, ficarei muito grata! Muito obrigada pela atenção.

    1. Samantha, é uma questão de indicação: ou há necessidade de extrair dentes ou não há. Pode haver, ainda, uma situação limítrofe, onde se pode optar ou não pela extração, mas certamente será necessário fazer desgastes entre os dentes pra se obter espaço para o alinhamento deles. Converse com o seu dentista pra entender quais as opções no seu caso.

    1. Lilian, complicado isso… EM TESE sim, mas seria um retratamento longo e trabalhoso, e sem garantia de que o resultado obtido será totalmente revertido. Seria preciso abrir os espaços novamente e fazer implantes. Por isso, o melhor MESMO é pensar muito bem antes de decidir por extrações. Já se o tratamento exige extrações e o paciente não quer fazer, melhor nem começar o tratamento ortodôntico.

  174. Olá doutora, gostaria de tirar uma dúvida, uso aparelho ha muitos anos e tive que arrancar somente da arcada superior dois pré molares, agora estou no fim do tratamento, no entanto meus dois dentes da frente estão criando um espaço feio, um diastema pelo que me parece, e eu não tenho mais sisos também, estou ficando triste com esses espaço que nunca tive, eu só era um pouco dentuça e tinha dois dentes meio viradinhos. Será que tem alguma solução?

    1. Amanda, diastemas podem ser fechados tanto com resina (restauração) quanto com aparelho. Por você já ter usado aparelho e pelo espaço ser pequeno, sugiro fechar com resina. Procure um dentista pra avaliar.

  175. Olá Dra. Então, eu tive respiração bucal por cerca de 4 anos, começou com 16 anos, e isso alterou algumas coisas em mim, fiquei dentuço e com nariz com aparencia de alguém “puxando ele”, então uns anos atraves fui ao um dentista e o mesmo não recomendou colocar os dentes para trás, pois ia ficar mais narigudo, então não fiz, mas agora eu corrigi os problemas com a respiração, que seria o desvio de septo e os cornetos, aproveitei e fiz uma rinoplastia diminuindo o nariz, fiquei satisfeito, mas até queria que fosse pouquinha coisa maior agora. Irei fazer o tratamento colocando meus dentes para tras agora, e queria saber se aquela parte entre o lábio e o nariz vai continuar retinha, ou vai ficar como eu era antes no meu nariz, com uma voltinha, e não retinho.

    Ficarei muito grato se responder, obrigado.

  176. Bom dia, doutora Ana!
    Meu nome é Karina, acompanho seu site e vi várias pessoas tirando dúvidas a respeito de tratamentos ortodontincos! Gostaria que a senhora desse uma opinião a respeito da minha filha que tem nove anos de idade. Ela faz tratamento com uma dentista e como a senhora pode perceber o dente canino dela está em cima do dente incisivo, a dentista nos deu algumas opções:
    A primeira seria a extração do dente pre molar e tracionar o canino até o local correto, mas essa opção poderia causar um dano biológico, poderia perder o dente pre-molar nessa movimentação, ai ao invés dela perder 4 dentes poderia perder 6!!! A segunda opção seria arrancar o dente incisivo e descer o canino no lugar e a terceira opção seria extrair o canino incluso!!! Confesso que estou com medo de tomar qualquer decisão e gostaria de uma opinião da Dra., qual seria o melhor caminho!! Consultei um cirurgião dentista amigo da família e ele nos deu a primeira opção como o melhor para Maria Eduarda, ou seja, tracionar o dente canino até o lugar correto!!! Mas e se ela perder esse dente logo ao lado do canino no trajeto até o local correto??
    Poderia me dar sua opinião ??
    Muito obrigada e parabéns por ajudar pessoas com tantas dúvida!!!
    Minha maior preocupação é que tenha o melhor resultado e interfira minimamente no perfil da minha filha!
    Aguardo ansiosa uma resposta!!
    Obs (minha filha tem a boca muito pequena, por isso tem que extrair 4 dentes)
    Att
    Dra, mandei a foto no seu e-mail!!
    Aguardo ansiosa.

    1. Karina, pela imagem eu também acho que vale a pena tracionar os caninos. Entre “perder” os 2 incisivos lateriais OU os 2 caninos OU os 2 pré-molares (caso ocorra, mas acho que a chance é pequena), melhor que sejam os 2 prés.

  177. Ola dra. Desde ja agradeço a atenção. Tenho uma duvida, preciso colocar aparelho pois tenho maloclusao de clase II Divisão II, o dentista disse que preciso arrancar o pré-molar. Meu lábio inferior está pra dentro por conta da maloclusao. Com essa extração ja da pra saber se meu rosto pode mudar o perfil, o formato?

    1. Alessandra, não dá pra dizer, pelo seu relato, que a extração ou a própria correção vá alterar o seu rosto significativamente. Creio que não.

  178. Olá, boa tarde Dra. Ana! Eu tenho uma duvida. Iniciei o tratamento com aparelho e meu dentista disse que tenho que arrancar o pré-molar da direita para corrigir a presa que está bem torta, deitada por cima do dente da frente. Pensei que se arrancar somente um dente inferior do lado direito todos os outros serão movidos para a direita. Meu dentista disse que estou correta, porém essa alteração não será percebida por se tratar dos dentes inferiores e quando se sorrir o que fica mais evidente são os dentes de cima, meu dentista disse que a tecnica de arrancar apenas o pré-molar da direita seria para que não haja alterações nos meus labios, pois se arrancar os dois pré-molares inferiores que meus labios inferiores teriam alterações e seria recuado para dentro mudando o meu rosto, eu sou descendente de negro e tenho labios grossos e tenho medo de mudanças durante meu tratamento. Isso realmente é verdade, se arrancar dois pre-molares pode afetar os meus labios? E se arrancar somente um pré-molar, meu sorriso não vai ficar muito torto na parte inferior? Desde já agradeço sua ajuda.

    1. É verdade sim, Juliana. O desvio de linha média inferior é praticamente irrelevante pra estética. E o recuo dos dentes pode interferir na aparência dos seus lábios, sim.

  179. Olá Doutora!
    Estou vivendo um grande dilema. Tenho 32 anos e aos 20 anos iniciei tratamento ortodôntico, pois meus dentes superiores eram muito inclinados para frente. Fiz extração de um pré-molar e só usei aparelho na arcada superior por 4 anos. Ao concluir usei a contenção por 7 meses e iniciei novo tratamento com outro ortodontista, nesta ocasião extrai os 4 sisos e utilizei aparelho nas duas arcadas por mais 4 anos e mais 1 ano de contenção utilizando uma placa. Porém percebi em fotos que meus dentes apesar de não estarem mais inclinados para frente estavam deslocados para o lado onde eu havia extraído o pré-molar e que o outro lado do maxilar ficou com a gengiva mais aparente e meu rosto ficou torto, o que foi confirmado com o molde. Bem, sou negra e pela minha própria genética sempre tive muito tecido mole na região da maxila, mas meu rosto não era assimétrico. Agora estou em um terceiro tratamento e já falei com meu ortodontista sobre a possibilidade de uma cirurgia, mas ele disse que meu caso não exigia intervenção cirúrgica. Procurei por conta própria um Bucomaxilo e ele me indicou uma ortodontista, a pedido dela fiz novos exames e ela me disse que deveria estudar meu caso que é muito complicado, por eu já ter feito vários tratamentos. Mas tanto ela como o bucomaxilo me alertaram que provavelmente eu terei que extrair mais 3 dentes e interromper o tratamento atual. Será que com essas extrações será possível corrigir esta assimetria?
    Parabéns pelo trabalho e empenho em tirar nossas dúvidas.

    1. Jaqueline, se sua assimetria não é óssea, a extração desses dentes e o novo tratamento ortodôntico podem suficientes, sim, pra resolver o problema.

    1. Só por esse motivo, provavelmente não, Leonardo. O canino é um dente importantíssimo tanto na estética quanto na “mordida”, então se houver falta de espaço, geralmente o dente escolhido para extração é o pré-molar, que está ao lado do canino. Procure um ortodontista e faça uma avaliação.

  180. Ele vai fazer isso comigo só que nos meus 2 dentes caninos para eu por o aparelho, e minha boca ficar correta, ta certo mesmo?

    1. Fabio, quando há falta de espaço para alinhar os dentes, é comum que seja necessário extrair um ou mais dentes. Mas via de regra não são os caninos os dentes escolhidos, e sim os pré-molares. Mas cada caso é um caso… não é comum a extração de caninos, mas também não dá pra dizer que é errado.

  181. Oi, boa tarde doutora, meu dentista disse que eu tenho que arrancar os pre-molares, no total 4 dentes, e que no final do tratamento tenho que arrancar os sisos, no total mais 4 dentes, eu quero saber se e necessario arrancar os sisos tambem. Abraço.

    1. Pode ser que sim, Ivan. Cada caso é um caso. Não posso afirmar essa necessidade apenas pelo seu relato, mas se seu dentista indica a necessidade, em princípio, não temos razão pra duvidar.

  182. Olá Dra!
    Extrai um dente no céu da boca faz uns 3 meses e desde então tenho notado mudanças no meu rosto… está com um aspecto caído… o rosto parece q aumentou tbm… isso tem a ver com o dente extraído ou eh normal durante o tratamento ortodôntico? Q aliás já estou com o aparelho fixo há 5 meses.

    1. Pedro, eu acho que o seu rosto pode ter mudado sim, mas não acho que foi por causa do dente extraído, mas por causa da movimentação ortodôntica depois disso. E aí é algo esperado. Converse com o seu dentista a respeito.

  183. Ola, meu dentista disse ser necessario para colocaçao do aparelho a extraçao de 4 pré-molares. Quanto tempo em media leva pata fechar esses espaços, tenho medo de ficar com o sorriso pior até fechar do que é agora.

  184. Boa noite Doutora, tenho 21 anos, sou classe II e uso aparelho fixo convencional há 2 anos (junto com o expansor palatino = 2 anos também), e só agora ela decidiu que preciso fazer a extração de um pré molar inferior, para que assim possa fazer o alinhamento da minha arcada superior com a inferior, e após o fechamento deste espaço, fazer a extração de dois pre molares superiores. Pesquisei e vi que essas extraçoes sao normais, mas achei estranho faze-las após 2 anos de aparelho, é comum? O normal nao seria realizá-las no início do tratamento?
    Desde já agradeço.

    1. Difícil opinar sem examinar você, Fabio… mas realmente, geralmente essas extrações podem ser feitas antes. Mas cada caso é um caso.

  185. Dra., estou com uma grande duvida mas meu dentista nao esclarece, parece que só enrola, bom em abril de 2014 arranquei 2 pre molares de cima, mas ate agora nao fechou os espaços e eu vi nesse video que coloca um ferrinho no ceu da boca, e no meu nao tem nada disso, apenas o elastico de corrente, meus dentes estao separados e nao sei se é impressao minha, mas parece que o da frente esta abrindo, me ajuda, meu dentista so fala cada dente tem um tempo, mas ja to com quase 1 ano e 6 meses com esse dente assim, e outra , quando aperta nao sinto dor como ate carne ! obg

    1. Julia, é preciso ter paciência. Compreendo sua “pressa”, mas realmente, cada dente tem seu tempo. A forma de fazer o fechamento do espaço varia, nem sempre se usa o “ferrinho”, depende do caso.

  186. Ana, eu tenho que arrancar dois dentes pré-molares, porque meus dentes de cima não ficam alinhados com os dentes de baixo, mas meu dentista falou que se não quiser arrancar não precisa arrancar, eu não sou dentuço, so um pouco, eu deveria arrancar?

  187. Doutora, meu dente incisivo lateral direito nasceu no céu da boca, com isso o canino vem logo após os dois dentes centrais, e como o tratamento para poder encaixar o incisivo vai demorar mt tempo a dentista me deu a opçao de eu extrair esse incisivo lateral e fazer um desgaste no canino para q ele pareça mais com o incisivo… isso dara certo? Estou com medo de mudar algo em minha face ! Por favor, me ajude.

    1. É uma opção sim, Samylla, uma solução bem mais rápida. Porém, não é a mais estética, afinal incisivos laterais e caninos são dentes bem diferentes, o canino, mesmo desgastado pra parecer um incisivo lateral, vai ficar um pouco diferente. Em resumo: pode ficar ótimo e você ficar muito satisfeita, mas vai haver um pequena diferença do incisivo de um lado para o “incisivo” do outro. Converse com a sua dentista.

  188. Ola Ana !

    Geralmente a boca de um adulto contem 32 dentes no total. Antes eu tinha 28 dentes, mas depois de uma cirurgia extrai 4 dentes (pre-molares). A dentista informou que por eu ter um canino “encavalado” era necessario para obter espaço pra ele descer. Os dentes foram extraidos apos uma analise da profissional, mas eu nao sei se era necessario a extraçao e tenho medo de que o aparelho nao ajeite meus dentes, ou ate mesmo ajeite mas deixe um espaço pequeno entre eles. Sera que arranquei esses dentes sem necessidade? Sera que a dentista esta correta no que fez?

    Obrigado !!

    1. Anderson, a extração de dentes por motivo ortodôntico é muito comum. Sua dentista indicou a extração baseada nos seus exames e no seu perfil facial, então você não precisa se preocupar, ela não indicaria extrações se não julgasse necessário e se não achasse possível fechar adequadamente os espaços das extrações.

  189. Olá, extrai um dos pre molares superiores, pois tenho problema com um dente incluso (já fiz a cirurgia), que não descia por falta de espaço, tudo ocorreu bem, sem dores depois e o meu dentista só receitou um remédio para dor (ele não deu pontos na região, pois disse que o dente desceria mais rapido), porém 4 dias depois comecei a sentir a região latejar, no 5 eu voltei lá e mostrei a outro dentista, o qual disse que tudo estava bem, que era normal pois estava aberto ainda e era muito recente, me receitou um anti-inflamatório e disse para tomá-lo por 3 dias, melhorou e eu não senti dor após, apenas uma sensação estranha na bochecha de formigamento (é normal?), mas no 8 dia eu comecei a sentir dores na região da bochecha, o dente não doi, isso é normal? Devo procurar o dentista novamente?

    1. Lauren, me parece que vai tudo bem. Os sintomas que você descreve podem ser considerados normais no pós-operatório, são sintomas inflamatórios inerentes ao processo de cicatrização.

  190. Oi Ana. Fiz avaliação com um ortodontista e não gostei do modelo de tratamento, mas agora ele se nega a me entregar minha documentação e os modelos de gesso que paguei do meu próprio bolso. O que eu faço?
    Abraços!

    1. Eduarda, se você pagou pela documentação, ela é sua. Há alguns casos em que o ortodontista tem um acordo com a clínica de Radiologia em que ele paga parte do valor pra que não fique tão caro para o paciente… se for esse o caso, que ele diga quanto você “deve”, então. Converse com o ortodontista, se ele continuar negando a devolução, denuncie no CRO (Conselho Regional de Odontologia) do seu estado.

  191. Olá, tenho uma dúvida.

    Meu caso é o contrário das outras pessoas rs. Eu quero arrancar o dente, mas a minha dentista não. Os meus dentes superiores são mto, mto para frente, mas segundo ela, vendo minha arcada pelo raio-x, não podemos arrancar nenhum, pois eu ficaria com “boca de velho”. Não sei se consegue me entender. Segundo minha dentista, mesmo com os dentes de cima bem pra frente, eu não tenho a boca projetada para frente. Ela diz ter medo de arriscar a extração do dente e minha boca ficar desta forma. Mas isso me deixa triste, já que, se isso for realmente algo que não dê para mudar, eu nunca terei o sorriso que gostaria. Você pode me explicar como funciona essa retração da mandíbula e explicar se realmente eu não tenho muita solução? :\

    1. Fabrício, fica difícil de eu opinar sem ver seus exames, mas meu parece que o seu problema não é dentário, ou seja, seus dentes não são projetados, o problema está nas bases ósseas. Sua dentista tem razão ao alertá-lo da possibilidade de uma alteração – pra pior – no seu perfil. Sempre dá pra mudar, mas pelo seu relato, acho que seu caso é de ortopedia ou, até, cirurgia ortognática. Converse com a sua dentista e pergunte sobre essas opções.

  192. Uso aparelho móvel e meu dentista disse que talvez tenha que arrancar dentes depois de tirar este aparelho para meter o fixo. Tenho mesmo que arrancar os dentes? Afinal nao preciso deles todos? Para que serve este aparelho afinal? Nao e para alargar o ceu da boca? Ja nao percebo nada… mas mesmo assim fiquei muito satisfeita com essa explicação.

    1. Filipa, não dá pra eu saber se você precisa extrair dentes só com base no seu relato, até porque eu não sei que tipo de aparelho removível você usa. Mesmo que esse aparelho seja um disjuntor palatino (que “alarga o céu da boca”), pode continuar a haver indicação de extração de dentes por razões ortodônticas. Se houver, fique tranquila, eles não vão fazer falta.

  193. Olá dentista, quando tinha uns 12 anos coloquei aparelho fixo, pois era muito dentuça, a dentista arrancou dois dentes na parte superior, porém não usei aparelho na parte inferior. Só que com o tempo tive que parar o tratamento por motivos de mudanças, só que a parte inferior é torta. Precisa também arrancar os dois de baixo? Tenho muito medo de arrancar, pois o meu dente sangra muito.

    1. Não necessariamente, Ashley… cada caso é um caso. Se você deseja retomar o tratamento, peça que um responsável acompanhe você e procure um ortodontista pra avaliar.

  194. Oi Ana. Fui fazer uma avaliação com um ortodontista e ele me disse que teria que extrair 8 dentes, sendo os 4 prés e os 4 sisos. Meus dentes são muito grandes, será que não vou ter problemas por ficar só com 24 dentes?

    1. Não, Eduarda. A extração de dentes por motivo ortodôntico – especialmente prés e sisos – é muito comum e não traz prejuízo.

  195. Ola Dra, os meus dentes são muito pra frente. Fui em vários dentistas e um deles disse que teria que tirar 4 pré molares superiores, mas como o restante disse que irei ter que tirar apenas 2, optei por fazer tratamento com um dentista que me disse que irei ter que retirar 2 superiores e 2 inferiores. Agora meu maior medo é se depois do tratamento ainda continuarem para frente, será que se caso acontecer teria como corrigir? E outra dúvida é se ira mudar algo em relação a espessura dos lábios, se após o tratamento eles aumentam ou diminuem…

    1. Jéssica, com a extração de 1 dente em cada arco será possível “puxar” seus dentes pra trás, haverá bastante espaço pra isso, não creio que seus dentes fiquem “pra frente” ao final do tratamento. A espessura dos lábios não se altera.

  196. Bom dia, a minha Dra. disse que preciso arrancar 2 dentes, 14 e 24, ao inves disso posso arrancar o 15 eo 25 que são mais escondidos?

    1. Vanessa, a ideia em se extrair 2 pré-molares, um de cada lado, é criar espaço pra “puxar” os dentes da frente – de canino a canino – pra trás. Se você extrair 15 e 25, terá que “puxar”, também, 14 e 24 pra trás, ou seja, vai demorar mais pra fechar os espaços dos dentes extraídos. Então, melhor extrair 14 e 24, mesmo. Mas converse com a sua dentista sobre essa possibilidade.

  197. Eu era dentuço quando criança, dai usei aparelho por oito anos. Agora que tirei minha arcada dentaria ta funda, quando sorrio percebe-se o espaço sobrando no canto da boca. O que eu faço ? Nunca tive isso.

    1. Jonathan, pelo que entendi o seus arcos dentários ficaram estreitos, aparecendo um corredor negro quando você sorri. Isso se dá pelo formato do osso do seu céu da boca. Pra mudar isso, creio ser necessário um tratamento não só ortodôntico, mas ortopédico (mexer com os ossos também, não só com os dentes). Converse com o seu ortodontista sobre o que seria aconselhável, no seu caso, pra resolver isso.

  198. Olá, dra!!!! Gostei muito da página. Parabéns pelo trabalho, paciência e dedicação em tirar as dúvidas de cada apavorado que passa por aqui… rsrs. Me senti bem mais tranquila com relação às extrações dentárias ao ler esse post. Tenho que extrair quatro dentes para o tratamento ortodôntico e estava super empolgada pra ver o resultado e marquei a extração. Tirei dois. Mas quando você começa a fazer o processo, tira dentes bons e sente aquele incômodo que passa pelo desespero, dor física e culpa… Você pensa se realmente vale a pena… Desculpe pelo desabafo. Chorei e tudo depois de tirar os dentes. Todo mundo fica perguntando: “Nossa, mas precisa tirar tanto dente?”. Aí você fica mais nervosa e preocupada. E pensa: “Será que fiz a coisa certa?”. O fato é que ao achar a sua matéria sobre extração, vi nos comentários que o meu caso não é o único. E fiquei muito mais aliviada. Mas me surgiu a preocupação quanto ao meu perfil. Não lembro da minha dra ter comentado quanto a isso. E sinceramente isso não me preocupou inicialmente pois não imaginava que a extração influenciaria tanto. Será que você poderia avaliar isso pra mim, dra? E tirar essa dúvida? Muito obrigada!!!!

    1. Débora, sua dentista não sugeriria extrações se ela achesse que isso teria um impacto negativo no seu perfil ou, pelo menos, teria informado você quanto a isso pra que você decidisse se gostaria de prosseguir com as extrações. EU acho que você não precisa se preocupar. Fique tranquila, extrações por motivo ortodôntico são realmente muito comuns, os dentes extraídos não vão fazer falta. 🙂

      1. Olá, dra!! Obrigada pelo retorno!! 🙂 Minha orto agora disse que estava pensando em colocar mini-implantes para auxiliar na retração. Um que coloca dentro da gengiva. Qual a indicação para o uso desse procedimento? Realmente é necessário? Obrigada mais uma vez!! Grande abraço!! 🙂

        1. Débora, mini-implantes podem ser usados para uma infinidade de movimentações dentárias, a retração é apenas uma delas. Não que seja “necessário”, há outras formas de se fazer a retração, mas o uso de mini-implantes, por oferecer ancoragem absoluta, facilita bastante o processo.

  199. Oi doutora… Uso aparelho há um ano. No começo do tratamento meu dentista disse que meu problema era uma mordida profunda classe II e ofereceu varios tratamentos pro meu pai (estava viajando), porem ele me falou apenas da extração porque era o mais barato… Descobri que haviam outros métodos agora que fiz a extração, que o meu pai me enganou sobre não haver outro jeito, (ninguém quer arrancar 2 dentes né). Meu queixo é muito pequeno, será que ele vai ficar ainda menor depois do tratamento? Eu to com um buraco horrivel na boca, ele quer puxar primeiro os caninos pra trás e depois puxar os outros… Esse é realmente o metodo mais rapido e facil ou é só o mais barato, mesmo? Porque eu estou com os meus caninos pra trás e esteticamente ta horrivel, não consigo mais sorrir pras fotos, só quero que termine logo, eu acabo ficando mal com isso e com raiva do meu pai por não ter conversado comigo.

    1. Talita, não preciso nem dizer o quanto seu pai está errado em ter feito isso. Mas agora já é fato, seu tratamento será com extrações. Imagino que você tenha extraído 2 pré-molares superiores, não sei quais eram as outras opções de tratamento, mas talvez essa seja a mais rápida e fácil, mesmo. Pra fechar os espaços todos os dentes da frente serão “puxados” pra trás, o que pode levar entre 6 meses e 1 ano (isso depois que a retração começar, é preciso que alguns requisitos sejam cumpridos antes).

  200. Estive a ler este site e achei muito interessante.
    Usei aparelho há uns anos, no entanto, não gostei do resultado final, pois os meus dentes da frente ficaram com um ângulo de inclinação para a frente muito acentuado. Se eu lhe enviar uma radiografia e uma telerradiografia da minha boca poderá dizer-me se acha que com stripping e voltando a usar aparelho essa inclinação fica menos acentuada? Muito obrigada!
    Sofia

    1. Sofia, nem precisa mandar a telerradiografia (de qualquer forma, se quiser mande –> [email protected]) pra saber que fazendo stripping os dentes vão vir um pouco para trás, sim. Porém, talvez não seja tanto quanto você gostaria… talvez só extrações sejam capazes de oferecer o espaço necessário pra “puxar” os dentes anteriores pra trás e deixar você satisfeita. Enfim… converse com o seu dentista sobre as possibilidades no seu caso.

  201. Olá Doutora. Muito bom seu Blog, Parabéns.

    – Estou com uma duvida, eu iniciei o tratamento porque achava que minha boca era muito pra frente, e no entanto quando iniciei, a Doutora não me perguntou nada, só pediu pra eu fazer os exames, fiz e ela já iniciou o tratamento. Perguntei a ela quanto tempo iria demorar e ela disse 2 anos. Bom, já completou 2 anos semana passada e estamos praticamente finalizando nesse mes, e eu continuo com insatisfação porque minha boca continua pra frente… ha 6 meses atrás eu perguntei a ela e ela disse que eu tenho o perfil biprotuso, e eu queria meu nariz mais proeminente que a boca eu expliquei pra ela e ela enrolou pra me explicar e disse que teria que fazer extrações de 4 dentes 2 em cima e 2 embaixo, pré-molares, até ai tudo bem. Quando fiz a Panorâmica agora para finalizar ela falou que minha linha está mesmo pra frente deixando meu perfil como dito, e falou que meu siso está de lado, os 2 de cima, e que não iram descer e isso poderia acarretar problemas futuros, e falou que teria que fazer a extrações do siso, minha pergunta esta aí, isso resolveria meu caso e deixaria meu perfil mais reto? Agradeço desde já, muito obrigado!

    1. Rodrigues, você pode se beneficiar da extração dos sisos por “n” razões, mas essas extrações não vão alterar em nada o seu perfil facial.

  202. Olá, Doutora.
    Uso aparelho ha 5 anos, e já passei por 3 dentistas e nenhum resolveu meu problema. Meus dentes são um pouco menores que o normal, principalmente que tenho a boca um pouco grande. Sempre foram falhados, dentes de “rato”. Depois de tanto procurar dentistas, e nenhum resolver meu problema, eu fiz uma consulta em um dentista conceituado na minha cidade, e ele então me disse que preciso extrair o dente vizinho ao canino! Isso mesmo, extrair um dente! E é isso que me incomoda, como preciso extrair dentes se tenho falhas? Isso procede? Existe fazer isso? Ele disse que meu caso só com extração, pra dar espaço pros outros dentes se movimentarem, mas eu já tenho espaço de sobra! Ele me recomendou o aparelho autoligado…

    1. Então, Juliana… se você tivesse espaço de sobra, certamente seu dentista não recomendaria a extração de mais um (a não ser que a razão dessa recomendação fosse outra que não a ortodôntica). Suspeito que as “falhas” que você descreve não sejam de posicionamento dentário, e sim anatômicas. Você comsegue me mandar uma foto sorrindo? –> [email protected]

  203. Olá Dra, eu usei aparelho durante 2 anos, na época tinha mais o menos uns 13 anos quando coloquei, hoje estou com 18, pois então… Depois de 1 ano que retirei o aparelho meus 4 dentes da frente de cima e o quatro da frente de baixo começoaram a entortar, mas a carga dentaria normal perfeita até hoje, na época nao precisei extrair nenhum dente. Meus sisos começaram a nascer no começo do ano, ainda nao sairam por inteiro os 4. Ha uma semana atras voltei no dentista e ele me passou para fazer a documentação toda novamente. Voltei lá ha uns dias atras e ele me explicou que precisaria extrair 4 dentes, me deu 2 alternativas, ou eu extraia os 4 sisos e faria um mini implante para os dentes voltarem para tras ou extraia os 4 pré molares e só por o aparelho, optei pelos pré molares. A duvida que tenho é a seguinte: se eu extrair os pré molares e puser o aparelho os sisos vao ficar para tras ? E irá precisar fazer algo a mais ? Ou ele vai usar este espaço apenas para chegar os 4 da frente para tras?
    Obs: Minha carga dentaria está perfeita. E tenho problema na atm que parece que pode ser resolvido.

    1. Felipe, em princípio, nada a mais. Se você extrair os 4 prés e isso fornecer o espaço que você precisa pra levar os dentes pra trás, ok. Claro, isso não evita, necessariamente, que no futuro você tenha que extrair os sisos por outras razões que não tenham nada a ver com a parte ortodôntica.

  204. Olá, tenho 17 anos, usei aparelho ortodontico durante 2 anos e meio, tirei faz 1 ano, agora só uso contenção. Antes de colocar o aparelho, meu médico solicitou a extração de 4 dentes pré-molares, sendo 2 inferiores e 2 superiores, eu queria saber em relação a matéria em questão, se futuramente terei que arrancar os sisos como é comum na maioria dos jovens, pois extrai 4 dentes, creio que ele já pensou em deixar espaço para o futuro siso, isso seria possível ou terei problemas com o siso como na maioria dos jovens? Obrigado!

    1. Leandro, não dá pra afirmar se haverá necessidade de extrair seus sisos apenas com base no seu relato. A extração dos pré-molares criou algum espaço, o que pode ajudar os sisos a irromperem quando for a hora, mas a irrupção normal depende de outros fatores além do espaço disponível – que mesmo com as extrações que você fez pode não haver suficiente -, como, por exemplo, o posicionamento dos sisos dentro da gengiva. Nesse texto eu falo mais especificamente do assunto –> https://medodedentista.com.br/2012/10/e-preciso-mesmo-extrair-os-dentes-do-siso.html

  205. Olá doutora! Minha dentista fez a solicitação da extração dos elementos 34 e 44 para a correção dos meus dentes, sendo que eu expliquei a ela que eu já tive febre reumatica quando criança (06 anos, atualmente com 18) e ela me disse que eu teria que tomar 4 comprimidos de amoxilina 1 hora antes do procedimento e mais 2 comprimidos 2 horas depois do procedimento. Enfim a minha dúvida é se realmente tem necessidade destes comprimidos todos e se ao toma-los de uma vez só não traria nenhuma consequência do tipo: minha pressão ficar baixa ou acontecer algum efeito colateral desagradável ?? Obrigada.

    1. Leticia, a profilaxia antibiótica é um protocolo padrão quando o paciente vai se submeter a um procedimento mais invasivo (uma cirurgia, por exemplo) e ele declara de ter tido – ou ter – algumas doenças, entre elas a febre reumática. Antibiótico não faz a pressão cair e você só teria algum problema caso fosse alérgica, por exemplo. Se não é o caso, pode ficar tranquila.

  206. Olá, eu faço tratamento com aparelho ortodôntico e minha linha mediana está torta, pois um dente pré-molar do lado direito nasceu no céu da boca, meu dentista falou que tinha que extrair, que não tinha espaço e que consequentemente eu tinha que extrair tbm o pré-molar de baixo para a mordida ficar correta, mas a minha linha mediana continua torta, existe alguma maneira de consertar a minha linha mediana?

    1. Lima, se o seu dentista sugeriu a extração dos 2 prés justamente pra corrigir a sua linha média, é porque deve haver correção. Certamente ele pretende corrigir isso até o fim do tratamento ortodôntico.

      1. Não, ele falou que a linha mediana não era tão importante, já que não tinha espaço para encaixar o pré-molar e que tinha que extrair um pré molar da parte inferior para acertar a chave de canino, no caso a linha mediana vai ficar torta tanto em cima quanto embaixo, por isso queria saber se existe alguma maneira de consertar.

        1. Hum, entendi. Então… a linha média inferior realmente não é esteticamente relevante, já a superior é mais crítica. Aí depende do seu caso em específico, um desvio pequeno pode ser aceitável para o seu rosto / perfil facial.

  207. Oi Ana, tudo bem? Tenho os pré-molares encavalados, meu dentista disse que devo extrair o primeiro, tenho medo de usar aparelho e o espaço não fechar. Essa movimentação é fácil? Ele disse que depois da cicatrização mesmo sem aparelho o dente passa a ocupar o lugar do outro. Será que devo confiar nele ou não?

    1. Tiago, confiança é algo bem íntimo… não dá pra eu fazer você confiar no seu dentista. Mas a extração de primeiros pré-molares por motivo ortodôntico é muito comum, e o espaço geralmente se fecha entre 6 meses e 1 ano.

  208. Olá!

    Pois bem, levei meu filho de 12 anos para fazer uma avaliação em uma clinica, ele tem mordida cruzada e tem vergonha dos dentes saltados um pouco pra frente, o DENTISTA fez uma avaliação e disse que “DE REPENTE” vai ter que arrancar os 4 caninos para endireitar os outros, depois que ele colocar um tempo os aparelhos, é claro, mas eu não gostei da idéia de extrair os dentes se for preciso… porque todos dizem que hoje em dia extração é só em ultimos casos… DAÍ TE PERGUNTO? — seria isso já o ultimo caso? Extrair 4 caninos pra endireitar os outros, mesmo que por estética, porque ele não sente dor alguma e seus dentes estão todos bons (sem caries), peço sua opinião sobre esse caso, é muito importante a opinião de um outro profissional, desde ja agradeço, MUITO OBRIGADO!!!

    1. Luis, como explico no texto, às vezes não tem jeito: se não há espaço pra alinhar todos os dentes, alguns podem ter que ser extraídos. Não, no caso do seu filho não é “o último caso”, diz-se isso quando há dentes muito cariados, os quais não podem mais ser aproveitados de forma alguma, nem com prótese, sem com tratamento de canal, etc.. Em se tratando do seu filho, o motivo das extrações é ortodôntico, não tem nada a ver com as condições dos dentes. Mas me parece que o caso dele seja limítrofe, ou seja, talvez alguns desgastes entre os dentes já forneçam o espaço e, dessa forma, as extrações possam ser evitadas. De qualquer forma: se não der pra evitar, não há problema nenhum, extrações por motivos ortodônticos são muito comuns e não trazem prejuízos para o paciente, os espaços serão fechados com o aparelho ortodôntico.

      1. UFA! Fico mais aliviado então, e agradeço pela sua ajuda…gostei muito do seu blog, e tenho lido o qto tem ajudado as pessoas, continue assim, e em tudo o que fizer DEUS te ABENÇOE, deixo aqui o meu abraço e mais uma vez meu MUITO OBRIGADO!

  209. Bom, minha duvida é: vou colocar o aparelho fixo e o meu outro dentista arrancou o dente, ok nasceu tudo ok, e ficou uma raiz, eu posso colocar o aparelho ou primeiro tenho que tirar a raiz que ficou ?

    1. Via de regra é preciso remover a raiz antes, Emily… mas depende. Converse com o ortodontista, ele vai esclarecer se é preciso ou não no seu caso em específico.

  210. Olá, muito interessante o blog e matéria, parabéns.

    Eu tive que extrair um “extra-numerário” para colocação do aparelho, porém agora ficou um “buraco”, existe algo ou alguma técnica que possa “disfarçar” temporariamente esse “defeito”?

    1. Ueslei, depende de onde estava essa extranumerário… provavelmente o ideal é fechar esse espaço com aparelho ortodôntico. Mas sim, em princípio é possível colocar uma prótese temporária.

  211. Oie, a minha dentista disse que meus dentes estão alinhados na classe I, mas meus dente estão um pouco para frente, principalmente os dois superiores da frente, ela disse para conserta-los é necessário extrair 2 dentes superiores e 2 inferiores. Queria saber se essa é a unica maneira de conserta-los ou tem outro tratamento?
    Obrigada.

    1. Taty, depende do espaço disponível pra alinhar os seus dentes. Se não for suficiente, só extraindo alguns dentes, mesmo.

  212. Parabéns pelo blog!
    Tenho um apinhamento dos incisivos laterais bem acentuado, metade dos dois incisivos laterais apinhados, fiz três consultas, dois indicaram extração de 4 dentes, dois pré molares inferiores e dois superiores, pois informaram que não tenho espaço para a acomodação dos dentes, fui em outra dentista e esta me disse que não precisa extrair e optou pelo desgaste. Eu estou preocupado se o desgaste pode me causar sensibilidade definitiva nos meus dentes. Ela disse que pode causar por alguns dias mas passa, mas os outros dois dentistas me informaram que pode causar sensibilidade definitiva. Estou preocupado.

    1. Marcos, sim, dependendo do desgaste seus dentes podem ficar sensíveis por mais tempo do que o esperado. “Definitivo” é uma palavra meio forte, mas quando se desgasta um dente, ele pode ficar mais sensível do que era antes, sim.

  213. A dentista pediu pra arrancar os dois dentes caninos da minha filha, já fui pra quatro dentistas mas nenhum quer arrancar, preciso mesmo fazer isso ou no futuro ela vai ter problema na face?

    1. Sua filha está usando ou vai usar aparelho, Neide? Foi feito um encaminhamento por escrito pedindo as extrações? Os dentistas explicaram por que não fariam a extração desses dentes? Me explique melhor pra eu entender a situação e poder ajudar.

  214. Olá, uso aparelho ha 4 anos, mas faz uns 5 meses que mudei de dentista por motivo de erro do outro dentista que confiei!
    Quando completei 3 anos que estava com ele, pediu a extração de 4 dentes! Eu na época não consultei a opinião de outro especialista e arranquei!
    Porém ao passar do tempo percebi algo estranho ao falar, a face mudou totalmente, meu rosto afinou, o sorriso cativante que eu tinha antes não existe mais, pois descobri que ele estava fazendo tudo errado… não era para arrancar os 4 dentes!
    Hoje em dia a nova dentista está tentando abrir espaço para implantar os 4 dentes novamente! Estou percebendo que somente os de cima que estão abrindo espaço… E agora?
    Será que é possível abrir espaço?

    1. Bianca, possível é… é questão de tentar pra ver. Converse com a sua dentista sobre essas possibilidades, talvez ela nem esteja tentando abrir os espaços de baixo, ainda.

  215. Olá! Tenho 31 anos e meu sorriso, embora longe de estar perfeito, não me incomodava. Agora me incomoda e busquei um ortodontista. Ele fez um plano de tratamento para mim com desgaste entre os dentes para gerar espaço para o alinhamento, entretanto, disse que não exclui, em até um ano depois de colocado, a possibilidade de ter que extrair um dente. Estou receosa de iniciar o tratamento, pois não sei se me incomoda mais o sorriso desalinhado ou os fios ficarem desalinhados na boca (mesmo com o de safira acho que chama muito atenção quando os dentes são desalinhados). A outra questão é: não é possível prever de antemão se será necessário ou não arrancar um dente? Tenho medo de iniciar com o desgaste e depois se for necessário arrancar eu interromper o tratamento, ou seja, aceitar um tratamento que não inclui extração e depois ser informada de que é necessário extrair. Estou muito em dúvida.

    1. Seu caso deve limítrofe, Andreza, por isso a dúvida do seu dentista. Geralmente é possível afirmar de antemão a necessidade de extrair um ou mais dentes durante o tratamento ortodôntico, mas o seu caso deve dar margem à dúvida porque há uma grande chance desse espaço ser obtido com desgastes (stripping), mas o ganho real de espaço só é sabido fazendo os desgastes. Além disso, é preciso considerar a resposta do seu organismo ao tratamento, o que varia de pessoa para pessoa.

  216. Olá, eu tenho 17 anos e uso aparelho ha uns dois anos. Meu dentista está querendo arrancar dois dentes de cima, acho q são os pré-molares, mas eu tenho muito medo de como vai ficar depois, ficar um nariz maior (pq ele já é grande e vai ficar maior!), e minha boca muchar. Eu queria saber se tem outra opção, mas meu dentista não informa nd, ou informa pela metade, até minha mãe já foi lá conversar mas ele não sabe explicar. Tenho medo pq é irreversível. E meus dentes já estão alinhados, só estão um pouco pra frente, não acho q tanto. Não dá pra deixar assim, ou não tem outro modo? Vai mesmo aumentar o nariz e “murchar” a boca? Será q devo procurar outro dentista? Aí, eu to com muito medo de como pode ficar.

    1. Larissa, seu nariz pareceria maior e a boca “murcha” caso essas extrações fossem mal indicadas para o seu perfil, isso não acontece em todos os casos. A ideia é melhorar o perfil, não faz sentido extrair dentes se isso vai piorar o rosto do paciente. Se seus dentes já estão alinhados e você está satisfeita com eles (mesmo que um pouco projetados), não faça as extrações. Mas talvez, aí, seja o decreto da interrupção do seu tratamento ortodôntico, pois o dentista / ortodontista tem um plano de tratamento que, no caso de voce não fazer as extrações, será frustrado. Enfim… você é quem sabe. E é um direito seu pedir uma segunda opinião, se for o caso.

  217. PERDI 3 DENTES NUM ACIDENTE, INCISIVOS DA FRENTE, PRA FAZER IMPLANTE PEDIRAM PARA EXTRAIR MAIS 2 DENTES PRE-MOLARES PARA CORREÇAO ORTODONTICA. MEU DEUS E AGORA… ESTOU MUITO TRISTE…

    1. Davi, não se preocupe muito com o número de dentes que você tem / terá… o importante é que você tenha uma mordida correta e um sorriso estético. Se as extrações são necessárias para fins ortodônticos, sem problema. O resultado final vai valer a pena.

  218. Boa tarde Ana, tudo bem?

    Em agosto de 2014 (há 7 meses) realizei a extração dos 2º pré molares superiores, para a correção de mordida cruzada e para ter espaço para alinhar os demais dentes, em especial o canino superior direito.
    De uns 3 meses pra cá, tenho percebido algumas mudanças no meu rosto, a boca parece estar com aparência de menor e murcha, o tamanho do nariz parece ter ficado acentuado (maior), o meu rosto parece que “deu uma caída”, achei que estou com aparência de mais velha (tenho 29 anos) e minha boca não fica mais totalmente fechada, quando me dou conta que ela está aberta e procuro mantê-la fechada, sinto um pouco de dor no rosto, e além disso parece que minha boca e meio queixo ficaram “meio pra dentro”.
    Essas alterações ocorreram por causa da extração dos dentes, mesmo? Isso tudo irá melhorar quando meus dentes estiverem corrigidos, alinhados, quando eu retirar o aparelho? Ou essas alterações na face são irreversíveis e terei que conviver com essa aparência pra sempre?
    Tenho me sentido muito mal por isso, percebo que meu rosto mudou e isso está me deixando muito chateada.

    Obrigada.

    Abraços.

    1. Marcela, essas mudanças têm a ver com as extrações, sim… e temo ser permanentes. Não sei em que estágio do tratamento você está, mas leve essa dúvida ao seu ortodontista, pra que ele esclareça se essas modificações vão ser atenuadas ao longo do que resta do tratamento.

  219. Tenho 25 anos e os dentes para frente. Preciso arrancar meu pré molar superior, mas estou super assustada, pois além do medo da extração vem o medo do buraco que ficará. Quanto tempo em média costuma demorar para fechar o buraco do pré molar superior esquerdo?

  220. Eu vou ter que arrancar os dentes 14 e 24 , e tenho medo que se note ao falar ou ao sorrir… eu ainda ando na escola, por isso tenho medo que gozem comigo.

    1. Helena, provavelmente se notará ao sorrir. Mas o espaço se fechará entre 6 meses e 1 ano, com o aparelho. É uma “mal necessário”, digamos assim, que vai trazer muitos benefícios em médio prazo.

  221. Ola, tenho 34 anos. Gostaria de saber sobre o procedimento de diminuição dos dentes incisivos laterais superiores. Eu os acho muito grandes na largura e quero saber se é possível esse tipo de tratamento, visto que não é só o fato da diminuição (corte), mas também a junção do espaço de volta colocando-os um pouco para trás junto com o incisivo central.

    1. Luiz, essa não é uma situação comum… geralmente, quando há algum problema anatômico em incisivos laterais, é o fato deles serem menores que o normal, uma anomalia chamada “dentes conóides”. Por isso, suspeito que o seu caso não seja um problema anatômico, mas de posicionamento dentário… o que poderia ser corrigido com aparelho ortodôntico… mas estou só supondo. Procure um dentista especialista em estética (dentística) pra avaliar. Seria bom ter a opinião de um ortodontista, também.

  222. Olá Dra. Tenho 26 anos e meus dentes estão com apinhamento severo na frente. Já fui em dois dentistas e cada um me propôs alguns tratamentos. O primeiro era colocar um implante no céu da boca para puxar os dentes de trás um por um até abrir espaço (já extraí os sisos). Essa opção a outra dentista disse que seria lenta demais e poderia não dar certo, já que as raízes estariam na região do maxilar. Outra opção seria colocar um arco de elástico para tentar abrir mais a arcada, pq ela disse que meu palato é muito fechado. Só que essa opção projetaria meus dentes para a frente, mas não seria viável, pq meus dentes já são muito pra frente. A outra opção seria a extração de um dente, o primeiro pré-molar (acho que é esse o nome, o que fica após o canino) do lado direito. Segundo ela seria a melhor opção pois os dentes tortos estão próximos e teriam espaço para alinhar. Estou indecisa quanto a isso, pq esse dente está perfeito, não tem nem cárie e tbm é um dente que ficaria visível a extração, aparecendo o espaço. Tenho todos os dentes. Queria saber se dentre as opções essa seria a mais viável e se há indicação de extração de um dente saudável.

    1. Sthefany, não é incomum que dentes totalmente saudáveis tenham indicação de extração por razões ortodônticas. Eu sei, “dá pena”, mas é por uma causa nobre. Se dá pra resolver o apinhamento com a extração desse dente, eu acho que é uma boa ideia. Como o apinhamento é grande, o espaço vai se fechar relativamente rápido, creio que em até 6 meses.

      As outras opções também são válidas, mas realmente mais demoradas.

  223. Oi Ana, eu tinha um dente encavalado do lado esquerdo, a minha dentista disse q eu so teria q arrancar o dente 14 e 24 se o dente ñ encaixasse no espaço dele, depois q encaixou minha mordida ficou um pouco pra frente, por esse motivo ela disse q eu teria q extrair, so que o meu medo é extrair e depois da retirada do aparelho o meu dente abrir, pq eu ja vi casos assim, que os dentistas dizem que tem q extrair e depois q retira o aparelho o dente fica aberto ou desalinha a mordida. Voce poderia me explicar isso, eu devo mesmo extrair?

    1. Nathalia, se é mesmo preciso extrair, é o jeito. Quanto ao espaço, se a indicação de extração é bem feita, ele vai fechar… e pra não abrir novamente, é essencial usar a contenção (aparelho removível) direitinho após a remoção do aparelho fixo. Mas não é tão comum que esses espaços abram novamente.

  224. Ola Ana,
    Terei que arrancar 4 dentes pre molares, 2 de cima e 2 de baixo, pra puxar os dentes para trás com o aparelho, li aqui que pode envelhecer o rosto e deixar a boca murcha, porem hoje tenho o perfil feio em fotos sorrindo, por conta de muitos dentes na boca. De frente não se nota tanto, porem de perfil muito… queria saber se mesmo com 35 anos esse buraco vai se fechar e em quanto tempo mais ou menos, e se vale a pena arrancar os de cima, esperar e depois de fechar um pouco arrancar os de baixo… pra não ficar tao banguela sorrindo 🙁
    Muito obrigada.

    1. Tatiane, se você tem o perfil projetado, seu rosto não deve ficar envelhecido ou a “boca murcha”, não… é tudo uma questão de indicar as extrações corretamente. O espaço demora de 6 meses a 1 ano pra fechar, mesmo na sua idade. Não vejo vantagem em extrair primeiro em cima depois embaixo, pelo contrário, isso só atrasaria seu tratamento.

  225. Oi Ana, gostaria de saber, eu arranquei dois dentes, queria saber se usar aparelho o meu dente de trás vem pro buraco, ele fecha? Responde, obrigada.

    1. Beatriz, são 2 dentes um do lado do outro, tipo… é um “buracão”? Se sim, É muito complicado de fechar esse espação com aparelho. Se forem 2 espaços diferentes, fechá-los com aparelho é uma possibilidade, mas é preciso procurar um ortodontista pra avaliar se no seu caso isso é possível.

  226. Boa tarde,
    Uso aparelho há quase 6 meses, e logo no dia em que coloquei o aparelho, o meu dentista retirou-me um dente incisivo, porque não tinha espaço, e agora ficou um pequeno buraquinho entre o outro incisivo e o canino, e ele agora quer cortar um pouco ao canino para que encoste ao incisivo de forma a não ficar nenhum buraquinho, o que ele está a fazer é correto ? Não poderia ter retirado outro dente mais atrás ? E cortar um dente ? No inicio tinha confiança nele, mas falei com algumas pessoas amigas e todos me dizem que o que ele está a fazer não está correto, pois o incisivo é um dente de estética e como não resultou agora me quer cortar um pouco ao canino. Ajude-me por favor.
    Obrigada.

    1. Ana, depende do caso. Geralmente, sim, opta-se pela extração de um dente posterior, um pré-molar, por exemplo. Mas extrair dentes anteriores não é proibido, algum casos podem requerer isso. De qualquer forma, você já fez a extração… então não adianta muito questionar isso agora. O canino é um dente bem diferente do incisivo lateral, então certamente o que seu dentista pretende é “transformá-lo” em incisivo lateral, alterando a forma dele com prótese ou restauração estética, pra que seu sorriso fique harmônico. Essa é uma estratégia relativamente comum.

  227. Olá, dotoura. Meu nome é Pedro, tenho 16 anos, uso aparelho fixo ha uns 3 anos e meio quase. Em quase 2 anos e meio de tratamento a dentista pediu que houvesse a extração de 4 dentes, os pré molares, 2 inferiores e 2 superiores para que meu perfil melhore, que não fique com a boca tão para fora. Tem quase 1 ano que já extrai, minha boca está bem melhor, bem mais para dentro, mas ainda tenho um bico para fora, parte superior um pouco para fora em relação ao queixo e ao nariz, e tem pouco espaço da extração, que quase se fechou completamente, tanto embaixo como em cima, a dentista não sabe ainda quando vou tirar o aparelho, acredito que fico mais um ano, esse problema de uma pequena projeção da boca para frente vai melhor em 1 ano? Antes de extrair eu não conseguia nem fechar a boca, e hoje já consigo. Outra duvida, sinto que meu nariz está um pouco largo e sem um dorso definido, e parece que há relação entre a parte superior da boca com o nariz, parece que a parte superior da boca como está um pouco para frente puxa o nariz, para mim se minha boca ficar perfeita de perfil, harmônica ao queixo, o meu nariz vai deixar de ser puxado junto com a boca, tenho tipo um “bico de pato”, mas não muito acentuado, pois as extrações melhoraram e muito minha boca… Responde essas duvidas, ficarei muito grato, e parabéns pelo trabalho!

    1. Se ainda há espaço pra “puxar” os dentes pra trás, seu perfil vai melhorar sim, Pedro. Realmente há relação entre o seu nariz e o posicionamento dentário e, principalmente, ósseo, das suas maxilas. Com os seus dentes para trás, possivelmente seu nariz vai parecer menos projetado, embora possa parece maior, pelo recuo do lábio superior. Mas, de forma geral, o perfil deve melhorar, sim.

  228. Olá Ana, boa tarde, fui ao dentista para por aparelho, porem tenho uma coroa no segundo molar e ele me disse q deveríamos extrair esse dente que possui coroa, e puxar o siso para que ele ficasse no lugar desse dente, alem de um outro molar superior tbm que poderia dar canal futuramente, ele quer fazer a extração desses dois molares, mas nos dias de hj arrancar dente so em ultimo caso, ne? Esse procedimento de extração é mesmo o mais indicado para o meu caso? Obrigada.

    1. Juliana, eu não tenho como afirmar que a extração desses dentes seja uma boa ideia, porque cada caso é um caso. Mas via de regra, se o dente é viável, o ideal é mantê-lo. Uma coroa bem feita pode durar anos até ser substituída, e não é porque um dente tem (ou terá) tratamento de canal que precisa ser extraído, pelo contrário. Claro, é preciso considerar a relação custo-benefício pra você, e isso eu não tenho como analisar apenas pelo seu relato… mas PODE SER que no seu caso até seja uma boa ideia fazer essas extrações. É questão de conversar e amadurecer a ideia junto ao seu dentista.

  229. Olá dra., pretendo fazer a cirurgia ortognática, sou classe três, meu cirurgião disse que vou ter que arrancar os 1º pré-molares superiores, meu receio é que depois de extrair os dentes os espaços não fechem. Como ter a certeza que o melhor caminho é a extração?

    1. Danilo, a certeza está na confiança no dentista / ortodontista que você escolheu. É ele quem tem o conhecimento pra formular o plano de tratamento e indicar – ou não – extrações por motivo ortodôntico. E se ele indicou, terá que fechar os espaços.

  230. Olá! Fiz minha avaliação no dentista hoje e ele me disse que eu preciso extrair um incisivo inferior. Acho que ficará muito estranho. Teria outra forma ou outro dente para arrancar e resolver o problema sem parecer esquisito? Obrigada!!

    1. Natália, por que você precisa extrair esse dente? Você vai usar aparelho? Se sim, a extração de 1 incisivo pra resolver o alinhamento dos dentes anteriores inferiores é relativamente comum. Acredite, não fica estranho, não. Se há outra forma de alinhar os seus dentes não sei, depende do caso, mas se não houver espaço, é preciso extrair, mesmo.

  231. Oi Ana, tudo bem?

    Adorei este blog, e aproveito para tirar uma dúvida, eu uso aparelho ha dois anos (fixo) e nunca gostei dos meus dentes de cima porque sempre foram pra frente, e grandes. Durante o começo do tratamento eu passava com uma dentista que me indicou a extração de 4 dentes, dois em cima e dois embaixo. Essa dentista saiu de licença maternidade e comecei a passar com outra, e segundo ela não acha necessário extrair porque eu posso ficar com a boca mucha, isso é possível? Resolvi que quero extrair, mas tenho medo da aparência depois. O que você acha? Me ajuda!!!

    1. Ingrid, se as extrações não forem bem indicadas para o seu perfil facial, a boca pode ficar “murcha”, sim. Isso porque “puxar” os dentes para trás pode dar a impressão de nariz maior, pode deixar o sulco nasolabial mais pronunciado, etc.. Portanto, é questão de avaliar com critério é decidir se a extração de dentes realmente se aplica ao seu caso. Se se aplicar, o seu perfil facial não será prejudicado.

  232. Ola dra. Ana, eu estou querendo extrair os primeiros pre-molares, tanto superiores quanto inferiores, para assim poder retruir os incisivos. O meu dentista disse que eu nao preciso extrair pois minha mordida e sorriso estao perfeitos, mas mesmo assim, nao gosto de como me vejo no perfil, minha boca é muito pra frente e nao me sinto bem. Pela estetica… queria investigar mais sobre o assunto… obrigado pelo seu tempo.

    1. Fabiano, se seu dentista acha que seu perfil está harmonioso, minha tendência, sem mais informações, é concordar com ele. Se der, mande fotos pra mim –> [email protected] (de frente e de perfil, sorrindo e “sério”).

  233. Oi Dra! Eu vi aqui no seu blog alguns casos parecidos com o meu.
    O meu dentista optou pela extração de 2 dentes. So que eu nao me senti confortável com essa ideia. Ate porque, eu li que, em muitos casos, os espaços nao foram fechados apos 6 meses ou 1 ano.
    No entanto, optei por procurar outro dentista especialista no tratamento com o Invisalign.
    Contudo, continuei buscando pessoas que ja utilizaram esse tratamento. Só nao entendi – e se a senhora puder me ajudar – se nesse tratamento do Invisalign precisa extrair também. Porque colocando-se o aparelho fixo, eu sei que terei que extrair. Mas com o Invisalign, eu nao entendi se precisa extrair ou nao. Porque, apesar do tratamento ser mais caro, ele parece que o tempo de uso é menor.
    Gostaria de saber se a senhora acha que com o Invisalign é necessária a extração de dentes como no caso do aparelho fixo.
    Obrigada e parabéns pelo blog!

    1. Paula, se a extração é necessária com o aparelho convencional, ela será necessária em qualquer outra técnica utilizada, inclusive com o Invisalign, porque é uma questão de falta de espaço pra alinhar os dentes. Sempre vai faltar, não importa a técnica. Uma possibilidade, se a sua situação foi limítrofe – falta de espaço mais não muita – de fazer desgastes entre os dentes em vez de extrair. Converse com o seu ortodontista pra ver se essa é uma alternativa no seu caso.

      1. Ola dra., meu ortodontista decidiu extrair o meu incisivo lateral superior. O dente estava atrás dos dentes incisivo central e do canino. Disse que eu não tinha espaço. Essa opnião dele é certa? Pois minha amiga extraiu os primeiros pre molares. Ele fez um pedido para um clinico arrancar o dente. Me tire uma dúvida, isso é certo?

        1. Camila, não é uma decisão comum, mas não dá pra dizer que ela seja errada. Depende de como está o posicionamento dos seus dentes e da dificuldade de alinhar esse incisivo no arco.

  234. Oi Dra, tudo bem?

    Dra, fui a dois dentistas e ambos falaram que vou ter que extrair dois dentes superiores, por causa de um dente da frente que ta um pouco torto. A minha duvida e a seguinte: eu so queria “arrumar”, alinhar esse dente da frente sem ter que extrair os outros. É possivel ?

    1. Anna, se não houver espaço pra esse alinhamento, não tem jeito: é caso pra extração. E se 2 dentistas sugeriram a extração, temo que seja o caso, mesmo.

  235. Boa tarde Dra., parabéns pela iniciativa, não imagina o quanto isso ajuda a muitos que estão passando por tratamentos ortodônticos (como eu). Minha dúvida é a seguinte, estou utilizando aparelho fixo há mais ou menos 9 meses. Minha dentista resolveu optar pelo uso dos “slices” ou desgastes. Pois bem, ela fez alguns suaves (bem suaves) desgastes em alguns dentes dianteiros superiores e falou que não iria extrair nenhum dente e que eu ficaria com um espaço entre os dentes superiores e inferiores (acho que o nome disso é mordida profunda, não sei bem), pois os meus são muito parecidos com os que apareceram no vídeo (achei que fossem os meus!). Porém, ela pediu licença maternidade e terá que ficar afastada de 3 a 4 meses. Neste período, já fiz duas consultas com outra dentista, que já de imediato pediu pra que eu extraísse os dentes 14 e 24. A recepcionista do consultório ligou para a outra dentista e ela disse para aguardar o retorno dela. Fui recentemente fazer outra consulta com essa dentista e ela está insistindo novamente que eu extraia, já deixou até tudo preparado para a extração. Eu estou com MUITA dúvida, pois como pode duas profissionais falarem coisas totalmente diferentes? Na sua opinião, devo manter a arcada dentária original e não extrair, ou extrair logo de uma vez?
    Ficarei muito grato se puder me ajudar.

    1. Yesus, não conheço o caso (a não ser pelo que você me falou), mas acho que você não deve extrair. 4 meses passam rapidinho, e sua ortodontista deixou claro que gostaria que você aguardasse o retorno dela. Ela planejou o tratamento de uma certa forma – forma essa com a qual você concordou – e a outra ortodontista está “atropelando” esse planejamento. Se eu fosse você, aguardaria.

  236. Dra. Ana,

    Primeiramente parabéns pelo site! É ótimo ter um espaço para tirar dúvidas e expor o pavor que tenho de dentistas… Rsrsrsrs

    Tenho os dentes desalinhados e meu dentista sugeriu a retirada de 6 (!!!!!!) dentes: 4 sisos e 2 pré molares. Deixo claro que não tenho medo, e sim pavor, só de pensar em extração de dentes. Já que os dentes desalinhados são os incisivos centrais e os caninos, não seria o caso de extrair só os pré molares para abrir espaço para o alinhamento? É mesmo necessário extrair os sisos… Estou morrendo de medo! Socorrooo!

    1. Maria, você tem razão: para alinhar os dentes anteriores, a extração dos prés deve ser suficiente. Mas se seu dentista indicou a extração dos sisos também, o motivo deve ser outro: ou eles estão mal posicionados (dentro da gengiva ou mesmo já tendo nascido) ou, além de alinhar seus dentes, ele tem a intenção de “puxá-los” para trás… aí a extração dos sisos é necessária, mesmo. Enfim… converse com seu dentista pra que ele explique a razão da extração dos sisos no seu caso.

  237. Ola boa noite,

    Dra., meus caninos sao acavalados, e o meu dentista falou que eu preciso arrancar dois pre molares. Nao seria o certo arrancar os sisos?
    Além disso, desde novembro que ele ta me enrolando. Até agora ele colocou so os braktes e bandas dos dentes de cima. Colocou um arco lingual e nada de fio, nada de arrancar os dentes. Falou que vai bandar mais dois dentes de cima.

    1. Silvania, quando falta espaço pra alinhar dentes anteriores, não adianta extrair os sisos. Isso cria espaço lá atrás, mas o espaço que se precisa é mais na frente. Então costuma-se extrair pré-molares, mesmo. Quanto à “enrolação”, nem tenho como opinar, afinal não sei dos detalhes do seu tratamento ortodôntico.

  238. Dra. Boa noite. Parabéns pelo excelente trabalho. Comecei o tratamento ortodontico. Como tenho um dente apinhado, pra ser mais preciso, o incisivo lateral do lado direto da face. No entanto, o dentista sugeriu extrair o 1° pré molar, do mesmo lado do dente apinhado, mas eu tenho tbm um desalinhamento um pouco p o lado direto. Minhas dúvidas são as seguintes: se extrair o 1° pré molar do lado direito não seria conveniente tbm extrair do lado oposto? A outra é, já que terei q fazer um alinhamento p o lado esquerdo, não seria mais sensato fazer extração do mesmo lado que se deseja alinhar a arcada? Cordialmente.

    1. Luciano, sua pergunta faz todo sentido. Realmente, se há um desvio de linha média para a direita, seria mais coerente extrair um dente à esquerda pra criar espaço para o alinhamento. Mas talvez haja algum fator que eu desconheça pra seu dentista ter escolhido o pré da direita. Minha sugestão é que você levante essa questão junto a ele, acho super válida a discussão antes de extrair qualquer dente, porque aí não tem mais volta.

  239. Doutora… No meu caso eu tinha 3 caninos na parte inferior… ou seja, eu tenho um (tecnicamente normal) na parte esquerda e dois seguidos na parte direita… Como minha mordida não encaixava direito (como disse a dentista) ela teve que extrair um deles. Gostaria de saber, quanto tempo em média eles demoram pra juntar? (considerando que estou usando aparelho ha uns 3 meses)

    1. Bruna, é preciso um bom alinhamento inicial dos dentes pra depois fazer o fechamento do espaço. Então, dependendo de como está o alinhamento dos seus dentes agora, eu diria que mais uns 6 meses. Mas isso é “chute” meu, não tive a oportunidade de examiná-la, pode ser menos que isso… ou mais.

  240. Doutora, eu nao tenho o primeiro pré molar na parte de cima dos dentes, do mesmo jeito que aparece ai na foto, eu posso usar aparelho para fechar o espaço com dentes naturais?

  241. Doutora, meu dente canino esta furado, já fiz canal mas continuou doendo. O doutor tirou a obturação p fazer de novo, mas eu não aguento mais de dor e quero extrair para colocar uma peça, e gostaria de saber o que faço ou se tem algum risco em relação a extração do canino? Sendo que ele já esta se quebrando.

    1. Riciene, o canino é um dente importantíssimo do ponto de vista tanto funcional quanto estético. O ideal é mantê-lo, a não ser que a extração seja realmente necessária. Se apenas a raiz dele estiver viável, podem ser feitos pino + coroa.

  242. Eu adorei o site! Parabéns. Usei aparelho quanto tinha 10 anos, e agora com 27 anos irei usar novamente porque sinto que está desalinhado. Meu dentista disse que para ter um alinhamento perfeito, preciso extrair os dentes. Estou com muito medo! Tenho formatura daqui 1 ano, e receio que isso fique muito nítido, e sem contar que trabalho mto com pessoas. Você acha que posso começar a usar o aparelho sem tirar os dentes, e mais para frente fazer essa retirada? Acho que somente o aparelho já demonstra uma melhora? Não precisei tirar quando criança.

    1. Pricilla, obrigada 🙂 . Se a ideia é tratar com extrações, não vejo vantagem em colocar aparelho e não fazer as extrações já de começo (considerando que você já passou por um tratamento ortodôntico antes). Em 1 ano até dá pra fechar os espaços das extrações, mas se você tem dúvidas e não quer arriscar, deixe o tratamento pra depois da formatura.

  243. Oi doutora, eu extraí 4 dentes, sendo dois pré-molares inferiores e dois superiores, meu dentista vai puxar os outros dentes para trás por causa da falta de espaço, queria saber se quando os espaços fecharem os meus lábios vão “diminuir”?

    1. Julia, se os seus dentes são projetados e, portanto, projetam os seus lábios para frente, sim, seus lábios podem parecer menores com a retração dos dentees. Não que eles diminuam de verdade, claro.

  244. Doutora, boa tarde!

    Terei que extrair dois dentes pre molares em cima e dois de baixo.
    Só que meu dentista me disse que minha arcada dentária de cima é muito pra frente e os de baixo são muito pra trás, mais do que o normal.
    Fiquei com essa dúvida, realmente é necessário extrair os dentes de baixo, sendo que eles já são muito pra trás?
    Estou usando o aparelho auto ligado e o com botão de nance, pois começo a extrair os de cima essa semana.

    Obrigada

    1. Jennifer, creio que o problema aí é o encaixe do arco de cima com o arco de baixo, por isso as extrações. Se seu dentista / ortodontista indicou as extrações, não tenho razão pra duvidar na necessidade.

  245. Bom dia Drª… Passei por uma avaliação ortodôntica, minha mordida é torta e os dentes bem pra frente, então minha dentista sugeriu que eu extraísse 4 dentes… eu tenho os meus 4 sisos ainda, mas ela disse não ser necessário extrair eles agora, se por ventura precisar de retirar lá na frente, extrai eles também, porque estão em perfeito estado, ai vem minha pergunta: é necessário extrair esses 4 dentes? Por que não os sisos? Estou em duvida… e tenho medo de me fazer falta esses 4 dentes extraidos…
    Desde já agradeço!
    Abraço

    1. Kézia, se a ideia é ganhar espaço no arco pra alinhar os dentes e/ou “puxá-los” para trás, a extração dos sisos não ajuda muito, porque os sisos são dentes muito posteriores, seria preciso levar todos os dentes à frente dele para trás, provavelmente 1 a 1. Seria demorado, trabalhoso e de resultado duvidoso. Quando o paciente tem os dentes bem pra frente, geralmente se extrai um pré-molar de cada lado do arco, aí só é preciso “puxar” os dentes anteriores (incisivos e caninos), facilitando muito o tratamento. Quando as extrações são bem indicadas, os dentes não fazem falta, não… pode ficar tranquila.

  246. Olá ! Eu usei aparelho por 3 anos no exterior, o que me incomodava era que meus dentes são para frente e são desalinhados! Eles optaram para eu arrancar 4 dentes, mas não quis! Então durante esses 3 anos eles apenas alinharam meus dentes! Não fiquei satisfeita porque meus dentes voltaram a ficar tortos, os dentes superiores da frente são bem para frente, minha mordida e bem torta, enfim, não serviu para nada! Vim para outro dentista, ele optou para eu arrancar dente apenas na parte superior, mas estou com medo de arrancar apenas um dente e ficar com o dente mais para um lado, pois vai arrancar apenas um! E já estou usando aparelho novamente, pois a técnica dele é por aparelho primeiro, acostumar os dentes, para depois arrancar e depois alinhar!!! Queria uma opiniao, pois estou com medo de arrancar e deixar os dentes mais para um lado e acabar estragando mais meus dentes!! E para melhorar vou ter q viajar, se mudar de dentista para outro ele conseguiria continuar o mesmo processo que o outro?

    1. Tiemi, realmente, extrair um dente só pode levar a um desvio de linha média. Mas se seu dentista propôs isso, faz parte de um plano de tratamento, portanto ele está atento. Sugiro que você só comece o tratamento quando tiver certeza que ficará em determinada cidade por muito tempo, porque mudar de dentista no meio do tratamento não é bom, já que cada dentista tem sua própria conduta, trabalha com materiais e técnicas específicos, etc..

  247. Boa tarde, fui colocar o aparelho, ai a dentista falou que iria colocar so de um canino a outro, mas atras de um canino tinha nascido um dente, ai ela não colocou o aparelho nesse dente pq ela acha que é de leite e talvez tenha que fazer a extracao para o de tras passar pra frente. Quanto tempo leva pra ele passar e como que faz, eles puxam ou o aparelho ajusta ?

    1. Edu, certamente o dente à frente (de leite) terá que ser extraído pra abrir espaço para o dente permanente ser alinhado aos demais. Com o espaço disponível, o aparelho vai “puxar” o dente para o lugar dele.

    1. Cada caso é um caso, Carlos. Talvez antes de começar a fechar os espaços seu dentista planeje fazer outras movimentações dentárias. Converse com ele a respeito.

      1. Olá, faço tratamento ortodontico com aparelho fixo ha mais de 3 anos e agora minha dentista mandou extrair um dente (não sei os nomes e classes de dentes então vou “localiza-los”) inferior esquerdo, o terceiro após o canino inferior, este dente era um a mais e cresceu torto, agora a dentista colocou uma liguinha de cada lado ligadas num pequeno gancho na frente dos inferiores e a outra extremidade delas no ultimo apoio la de tras, estou percebendo que está trazendo minha mordida de baixo (que antes era pra frente) para tras, so que o buraco do dente extraído ainda está lá e percebo que está fechando lentamente, e to usando as liguinhas a dois meses direto, e trocando-as de 2 em 2 dias (a dentista me deu um saquinho com milhares de ligas), gostaria de saber se a correção da mordida é rapida, quanto tempo levará em média para fechar a abertura do dente extraído e se esse ajuste poderia diminuir meu labio de baixo que é maior que o de cima. 🙂

        1. Felipe, o fechamento desse espaço deve levar pelo menos uns 6 meses. Sim, ao levar os dentes de baixo para trás, seu lábio inferior deve parecer menos proeminente.

  248. DRA…
    Minha filha vai precisar usar aparelho pois tem os dentes exteriores da frente bastante saídos para a frente, mas ela tendo os dentes juntos vai ser preciso tirar 2 dentes, eu fiquei um pouco indecisa no que fazer, será que posso ficar tranquila e seguir em frente?

    1. Maria Alice, se não há espaço pra trazer os dentes da sua filha pra trás, não tem jeito: será preciso extrair. Extrações por razão ortodôntica são comuns, se você confia no dentista / ortodontista que você e sua filha escolheram, pode ficar tranquila.

  249. Ola 😉

    Meu Dentista Disse Que eu Teria d Rancar 4 Dentes Pré-Molares, Queria Saber em Média Quanto Tempo se Demora Para Tampar o Buraco??
    Agradeço :3

  250. Olá! Faço tratamento ortodôntico há três anos. Aconselhada pela orto, fiz a extração de um e apenas um pré molar. Questionei muito sobre a extração e disse que não aceitaria desvio da minha linha média. Foram dois anos p tapar o buraco do dente e hoje a linha está totalmente desviada. A orto disse que isso é normal, porém não vejo resultados quanto ao alinhamento da linha média. Seria necessário extrair outro dente? Obrigada.

    1. Renata, a necessidade de extrair outro dente pra alinhar a linha média depende do espaço disponível. Se não houver espaço pra levar os dentes para o lado que se pretende, seria preciso extrair. Mas criar muito espaço no arco só por causa disso pode ser um problema, já que esse espaço precisará ser fechado. Enfim, não conheço os detalhes do seu caso, mas sugiro que você converse com a sua ortodontista, deixe claro que não quer o desvio de linha média e pergunte o que ela ainda pode fazer a respeito.

  251. Olá Dra.
    Tenho uma dúvida, estou em um processo de implante do 1º pré-molar direito, durante muitos anos usei pivô que sempre amolecia, a dentista achou melhor retratar o canal, e nessa acabou trincando a raiz do dente, na mesma época usava aparelho para fechar os espaços dos dentes da frente, e o orto me indicou o implante já que a raiz havia sido comprometida, tirei o aparelho e fui fazer o procedimento de implante, porém fiz o implante pela segunda vez, não cheguei a colocar o dente, ainda estou com o provisório, pois qdo fui colocar na primeira vez o implante doeu, perdi o implante, ele extraiu aguardei os meses, voltei, fiz cirurgia novamente em Novembro, e estou no aguardo do período de cicatrização, porem o dente começou a doer de novo, vou perder esse de novo, já faz dois anos que estou nesse processo, de intervalos da cirurgia, isso já acabou com meu psicológico. Minha dúvida é, posso acabar com esse martírio e extrair os pré-molares e colocar aparelho para fechar o espaço?

    1. Regiane, mecanicamente a extração de 1 pré-molar de cada lado e o fechamento desses espaços com aparelho é uma solução viável. A questão é se isso é possível no seu caso em específico, pois é preciso levar em conta o seu perfil facial e o encaixe atual dos seus arcos dentários. Vamos dizer que você tenha um perfil de maxilas (parte de cima) e mandíbula (parte de baixo) equilibrado: fazendo extrações e fechando os espaços, a parte de cima pode ficar mais atrás da parte de baixo, algo totalmente indesejado. Uma forma de “driblar” isso seria fazer 4 extrações, 2 em cima e 2 embaixo, aí a parte de cima e de baixo viriam juntas para trás. Mas isso só ficaria harmônico caso, atualmente, a parte de cima e de baixo sejam um pouco pra frente. Enfim… o que quero dizer com tudo isso é que, sim, é possível tratar seu caso com extrações, mas é preciso verificar se essas extrações beneficiariam seu tipo / perfil facial. Quem sabe o mais simples seja apenas fechar o espaço do implante perdido (se é que está perdido mesmo). Converse com o seu dentista.

  252. Muito obrigada por ter respondido! 😀
    Dra. Ana, mandei dois e-mails pra você já que não consegui anexar as fotos no primeiro.

  253. Boa noite Dra.
    Em janeiro colocarei o aparelho fixo. Minha dentista disse que talvez teria que extrair 2 pre-molares inferiores, pois não tenho espaço. No meu caso, arranquei meus sisos com 15 anos, como prevenção com essa mesma doutora. Hoje tenho 23 anos e só tenho os sisos na parte inferior, o que foi um alívio pra mim. Uma dor a menos rs. Portanto na parte superior tenho espaço, e não preciso extrair nenhum dente. Ainda bem rs
    A minha dúvida é: minha dentista marcou três consultas seguidas, uma em cada semana! Só que eu fiquei na dúvida, ela vai extrair primeiro os pre molares inferiores ? Ou já vai colocar o aparelho na parte superior, e depois extrair os inferiores e depois colocar o aparelho ?
    Estou muito ansiosa. Pois demoro muito pra pegar anestesia, e pra falar a verdade to com um medo danado. Mas sei que será melhor, pois mordo completamente errado, e tenho um lado da bochecha mais “cheinho”, segundo minha dentista, praticamente só mordo do lado esquerdo. E comecei a sorrir torto, segundo ela, colocando o aparelho irá melhor muito esse problema!
    Obrigada desde já. Feliiiiz ano novo !!!!!!!!

    1. Marilia, já respondi seu e-mail, mas vamos lá: não há uma ordem “certa” de se fazer esses procedimentos… depende muito do que sua dentista pretende. Ela pode, inclusive, instalar o aparelho embaixo antes de fazer as extrações. Mas eu acho que a ordem 1. instalar aparelho em cima 2. Fazer as extrações e 3. instalar aparelho embaixo, é uma boa sequência.

      Fique tranquila, a extração de dentes sadios, pra fins ortodônticos, é bem tranquila, já que não há inflamação na gengiva e nenhum outro fator complicador. Vai dar tudo certo. Feliz ano novo pra você também.

  254. Ola doutora Ana. Estou muitíssimo preocupada. Fui ao dentista e ela me disse que tinha de arrancar o primeiro pré molar do lado esquerdo e o segundo pré molar do lado direito, pois esse estava para dentro, deixando um espaço de três milímetros. Não costuma ser o mesmo dente a ser arrancado de um lado e do outro? Não vai ficar diferente? Ela esta fazendo tudo certo? (Já arranquei o primeiro do lado esquerdo). Me ajude por favor.

    Desculpe, esqueci-me de mencionar que o do lado esquerdo foi arrancado porque o canino estava em cima na gengiva.

    1. Mary, sem sempre é o mesmo de um lado e do outro. Primeiros e segundos pré-molares são dentes muito parecidos, então sua dentista deve ter optado por manter o que estivesse em melhor estado. Isso não deve comprometer em nada o resultado do tratamento ortodôntico.

      1. Eles estão os dois em bom estado. Tenho mesmo muito medo, tem certeza de que nao vai fazer diferença? Ela podia ter arrancado o segundo pre molar dos dois lados 🙁

        1. Tenho certeza, sim. Se bem conduzido o tratamento, o resultado será o mesmo extraindo o primeiro ou o segundo pré-molar. Fique tranquila, essa é uma decisão técnica, confie na sua dentista e não se preocupe.

  255. Olá Doutora. Faz pouco mais de um ano que meus sisos nasceram completamente. Percebo que os sisos superiores nasceram tortos pro lado, fazendo com que uma das pontas encoste nos debaixo antes de todos os outros dentes. Qual seria o procedimento mais adequado ? Seria possível somente desgastá-los ou é necessário extraí-los? Obrigada!!

    1. Arielly, se não houver indicação de extração desses dentes – e é necessária uma avaliação mais criteriosa pra determinar isso -, o ajuste (desgaste) oclusal deve resolver. Converse com o seu dentista.

  256. Boa tarde Dra.,
    Desde a infancia era um pouco dentuço (meus incisivos centrais superiores ficavam aparecendo sobre o labio inferior), cheguei a usar por algum periodo aquele aparelho externo, vulgo freio de burro, o que durante a adolescencia acabou por conter um pouco o problema e ao menos escondeu os incisivos dentro da boca, de modo que ficassem mto pouco sobre o labio, mas dentro da boca. Me mudei algumas vezes, abandonei dentistas, tratamentos, e acabei me acostumando com meu sorriso, e achando bonito, apesar dos dentes estarem um pouco pra frente, e com um pqna abertura no meio, coisa q de media distancia ja nao se notava, aos 22 anos fui a um dentista quem me deu as opçoes de extrair os pre-molares superiores ou de fazer uma cirurgia na mandibula para extendê-la, ao inves de puxar o maxilar (o que logo rechacei, pois meu queixo é médio e ficaria com queixo grande), e como estava acostumado com meu sorriso e iria morar em Sao Paulo para um curso de formação onde tiraria muitas fotos, preferi guardar recordações com o sorriso limpo. Entao quando voltei para o RJ em definitivo, 8 anos depois (hj tenho 31), decidi continuar o tratamento e fui a 1 dentista que me deu opção de extrair, e fiquei mais um tempo sem procurar, depois fui a outro, q tambem me deu essa unica opção, e entao decidi continuar com o tratamento, extrai os dois pre-molares, os dentes estao praticamente alinhados, e o tratamento perto do fim, so que ainda preciso extrair um pre-molar e fazer implante, pois só tenho o de leite até hj. O que me incomoda é que achei q perdi um pouco a identidade, acho meu sorriso bem menor, pra dentro, com espaços laterais que aumentarão com a retirada dos brackets, e ainda meus incisivos centrais superiores diminuiram pelo menos 1mm por estarem “roçando” no bracket inferior, reclamei com o dentista por diversas vezes pq eu percebi q começou lixando a ponta dos incisivos centrais no bracket, e com o passar do tempo foi ficando um desnível visivel de perto, depois de reclamar umas duas vezes ele disse que eu tenho bruxismo, e q meu dente fica rangendo no bracket, mas ele nunca me deu nada pra impedir q isso acontecesse, e isso começou a cavar até o dente, se olhar por baixo pode-se ver a marca dos quadrados dos brackets na parte de tras dos incisivos centrais… talvez eu tenha esquecido mais algo, mas a vdd é que estou proximo do fim do tratamento e ate o momento arrependido de tê-lo iniciado, chego a pensar até na hipotese de reimplantar os dentes para voltar a ter volume que perdi de labios superiores, de sorriso, etc, pois me parece que somente chegar um pouquinho pra tras, sem arrancar nada ja seria suficiente, pq gostava do meu sorriso, apesar de saber que precisava de tratamento… hj penso até em acioná-lo judicialmente tbem, nao sei se implantar o pre-molar inferior que falta pra concluir o tratamento pode prejudicar uma tentativa de reversão, estou meio desorientado ao q fazer, gastei R$ 2.200,00 somente no aparelho autoligado de porcelanda (justamente pela orientação do mesmo em ser mais rapido o tratamento), enfim, procurei estética mas estou encontrando frustração…

    E completando a informação, mes passado ele disse que tenho mordida se nao me engano: “braquifacial” e que teria que usar contenção a vida toda pra dormir pra nao desalinhar os dentes novamente.

    1. Rafael, não acho que implantar os dentes extraídos seja uma opção neste momento… pra se obter o espaço seria necessário mais um bom tempo usando aparelho pra “desfazer” o tratamento. Por mais que compreenda sua insatisfação, acho inviável e improdutivo. Eu acho que o problema todo gira em torno da sua expectativa com relação aos resultados do seu tratamento ortodôntico: você achou que se chegaria a um determinado resultado e esse resultado não veio… e talvez não tenha vindo porque simplesmente não era possível (pelo menos não do jeito que você queria). Note que todos os dentistas que você consultou indicaram as extrações, inclusive um deles sugeriu cirurgia ortognática… então, me parece (PARECE, porque não tenho como analisar com mais profundidade só com base na sua descrição) que seu caso não se resolveria satisfatoriamente – do ponto de vista técnico – só com desgastes. Quanto ao desgaste nas faces linguais dos seus dentes anteriores, isso pode ser corrigido com restauração. Proteger os dentes dos efeitos do bruxismo enquanto se faz tratamento ortodôntico é complicado, porque o uso de uma placa interoclusal impediria a movimentação dos dentes. Reitero que compreendo sua frustração mas, pelo seu relato, não vejo problema imediato na conduta do seu ortodontista. O que eu acho é que faltou diálogo entre vocês pra se esclarecer o objetivo e possibilidades de resultado do tratamento.

  257. Doutora Ana, boa noite! Estou com uma grande dúvida, há 2 anos uso aparelho, já passei por muitas coisas com esse aparelho, minha mordida era bem aberta, usei a grade palatina (se não me engano do nome), tinha a parte superior dos dentes bem para a frente e pouco espaço, usei tbm o hyrax… Enfim, no ano passado fiz a extração dos dois pré-molares superiores, meu dentista na época não falou nada sobre que seria necessário arrancar os dentes inferiores. Pois bem, hoje estou com outra dentista, pois esse meu antigo dentista sumiu, essa minha nova dentista disse que para a minha mordida fechar completamente só extraindo os pré-molares inferiores! Blz, entendo, realmente não vai fechar sem essa extração, mas meu grande medo é que minha mandibula é menor do que deveria (retroação de mandibula), ou seja, se eu extrair esses dentes vai ficar mais notável, o meu problema não é tão visível assim, mas tenho muito medo que após a extração piore. O que a senhora acha sobre isso?

    1. Erllen, não é obrigatório que se extraia os prés inferiores só porque os superiores foram extraídos (o contrário, seria). Mas quem julga essa necessidade é a sua dentista, e ela deve estar considerando o fato de que você é retrognata. De qualquer forma, exponha essa dúvida pra ela, é importante que ela conheça esse seu “medo” pra decidir, junto com você, qual a melhor conduta daqui pra frente.

    1. Edu, talvez nenhum deles, depende do caso. Mas o canino dificilmente é extraído para fins ortodônticos, então deve ser o outro. O processo é o mesmo utilizado na extração de qualquer outro dente, com anestesia local.

  258. Olá doutora. Estou com aparelho há 1 mês para fechar espaços… Porém ontem a dentista usou um elástico para fechar os da frente e não colocou mais nada nos demais dentes, os quais ela disse que fechariam, os laterais e os caninos… Se “puxam” dois dentes de cada vez ?! Obrigada !

  259. Doutora, boa tarde!

    Meu dente de leite canino superior direito não caiu e o permanente nasceu em cima do pré molar. Hoje com 20 anos de idade ainda possuo os dois dentes caninos, o de leite e o permanente. Gostaria de saber se precisarei extrair o meu dente de leite ao instalar o aparelho ou se posso deixar para extraí-lo depois.

    1. Patrícia, depende. Geralmente não é vantajoso manter os 2, e o dente de leite é extraído. Converse com o seu ortodontista.

  260. Olá, uso aparelho fixo ha 1 ano e 7 meses, há 1 ano estou usando elásticos todos os meses, minha dentista muda eles de posição mas a questão é sobre minha linha média, q segundo minha dentista disse é desviada 1 mm superior e inferior, vale a pena fazer desgaste para alinhar ela? E se fizer desgaste os dentes ficam sensíveis e posso fazer clareamento depois da retirada do aparelho? Eu sou muito “enjoado” em questão de dentes, penso até em cursar Odontologia e por isso quero meus dentes “perfeitos”, pq acho q os dentes dos dentistas são perfeitos q não tem nada de errado e coloco isso na minha cabeça, e penso q não vou ser um dentista dos dentes bonitos por ter algumas restaurações e a linha média desviada. Sou muito compulsivo com dentes.

    Minha dentista tb disse q não tem como abrir mais espaço usando os elásticos, q ela já fez o máximo q podia e q agora é só com desgaste, mas só se eu quiser, pq ela disse q nem da pra perceber q minha linha média é desviada 1 mm.

    1. Jalles, acho que se você é tão exigente com relação a isso, vale a pena fazer os desgastes. Mas realmente, essa é uma questão sua, certamente as pessoas não estão notando que você tem esse desvio de linha média. Como é removida uma camada de esmalte dos dentes, pode haver uma pequena sensibilidade, sim, mas nada que impeça, em princípio, que você possa fazer clareamento depois.

  261. Boa noite, Dra.
    Estou com uma dúvida, minha dentista desde o início do tratamento antes mesmo de eu fazer os exames necessários, me informou que eu iria precisar realizar a extração de dentes, meus dentes tanto os de cima como os de baixo são ” encavalados”, segundo minha dentista falou eu tenho muitos dentes para pouca boca, hoje eu extrai os 2 pré molares da parte superior de cada lado e daqui a uma semana vou extrair mais dois da parte de baixo tbm de cada lado, ela me falou que é necessário esta extração porque posso ficar bicuda ou não ficaria com a mordida boa se não fizesse a extração.
    Será que está certo? Estou receosa que não fique bom.

    1. Luci, a extração de pré-molares por razão ortodôntica é muito comum. Realmente, se não há espaço pra alinhar todos os dentes no arco sem que você pareça “bicuda”, há indicação de extrações. Se bem indicadas as extrações para o seu tipo facial, fica bom, sim. 🙂

  262. Então doutora, eu já passei em uma dentista uma vez, ela disse que eu ia precisar por o aparelho normal, arrancar 2 dentes e um aparelho no céu da boca, ai não gostei da ideia, procurei outro dentista, ai esse dentista falou q não precisava eu tirar nenhum dente, ai coloquei o aparelho, mas só acertou um pouco e meus dentes ainda continuam pra frente, ai falei com ele, ele disse que ia fazer um desgaste e ia resolver, mas ai eu falei vai ficar certinho, ai ele disse que não, que só se arrancar os 4 pré molares, mas eu não quero pois não quero ficar banguelo sei la quanto tempo, sera que não teria outro jeito, arrancar o segundo pré molar?

    1. Erik, se não há espaço pra “puxar” seus dentes para trás e você acha que eles ainda estão muito pra frente, não tem jeito: só extraindo mesmo. Se dá pra extrair os segundos prés em vez dos primeiros? Dá. Mas aí serão mais dentes para serem puxados, o tratamento será mais longo e, portanto, você ficará “banguelo” mais tempo.

  263. Ola, eu gostaria de saber quanto tempo demora pra fechar o espaço se eu tirar 4 pré molares, pq já era pra eu ter tirado ha seculos, mas meu dentista insiste que não da pra ser os 2 pré molares, e to morrendo de medo de não deixar rapido.

    1. Erik, como assim “meu dentista insiste que não dá pra ser os 2 pré molares”? Me explique melhor o caso pra eu poder te ajudar.

  264. Estou aguardando o prazo de 15 dias para ter uma resposta se irei botar ou se irei extrair algum, tenho 2 duvidas, a 1° Posso botar o aparelho e depois extrair o dente se preciso? 2° Se eu não quiser extrair, posso botar o aparelho mesmo assim?

    1. Daniel, depende das exigências do seu plano de tratamento. Você até pode colocar o aparelho e extrair o dente depois, mas se for uma exigência a extração de algum dente, não é uma questão de você escolher extrair ou não, tem que extrair. Se você não quiser extrair e essa for a única forma de tratar, é melhor nem colocar o aparelho.

  265. Olá, ultimamente estou tendo hábitos de colocar a língua no céu da boca perto dos dentes e percebi que a maxila foi um pouquinho pra frente e cobriu um pouco os dentes inferiores. Só notei pq agora meus dentes estão encostando nos meus lábios inferiores. A maxila cresce na fase adulta ou só foi questão dentária?

    1. Mirley, por se tratar de dentes inferiores, imagino que você esteja falando da mandíbula (o osso de baixo) e não das maxilas (os ossos de cima). De qualquer forma: os ossos crescem até o começo da fase adulta, depois esse crescimento cesso, então provavelmente foram apenas os seus dentes que se movimentaram. Procure um dentista pra avaliar se isso tem alguma consequência importante.

  266. Opa, estou usando aparelho ha um bom tempo, quando comecei a usar gostei, vi diferença e tudo, depois de um tempo meu queixo começou a ficar inchado, muito feio, e a dentista falou que tenho prognatismo classe III, mas fazer cirurgia ortognática não é viável para mim. Então ela me deu a opção de fazer a extração de 2 dentes que seriam os caninos inferiores para que os dentes fossem para trás, então me veio a dúvida, será que é certo mesmo isso, será essa mesmo a opção que tenho e será que vai dar certo ?

    1. Erick, se você é prognata, não pretende fazer cirurgia ortognática e precisa levar os dentes para trás, a única forma é extraindo dentes para obter espaço para os dentes serem “puxados”. Então, a única opção é essa, mesmo.

  267. Boa noite, fui ao ortodontista fazer a avaliação e ele diagnosticou biprotrusão. No caso, ele disse que depois da documentação ele iria saber quais dentes extrairia, se eram os pré molares ou os primeiros molares. Disse também que cada paciente é um caso. Só que ha 9 anos perdi o primeiro molar que quase não tem mais espaço, só um pouco. É possível fazer o que ele disse? Obrigada!

  268. Olá doutora, tenho uma pequena dúvida, tive que extrair o dente da parte superior da boca, o nº 24, e pus o aparelho ortodontico, para fechar esse espaço a minha ortodontista vai trazer os dentes de tras pra frente pra fechar esse espaço, a minha duvida e se não vai ficar estranha a aparência dos meus dentes, se a estetica não vai ficar diferente?

    1. Não Mary, o dente que deve entrar no lugar do dente extraído é 25, que o segundo pré-molar, que tem anatomia quase idêntica ao 24. Ainda, quando sorrimos, os dentes posteriores praticamente não aparecem, então não interferem tanto na estética do sorriso. E mesmo que o primeiro molar apareça, se ele estiver saudável, não vai ficar esquisito, não.

  269. Boa noite, eu fiz um primeiro tratamento ortodôntico em média de 2 anos atrás, o meu antigo dentista disse que eu era biprotruso, usei o aparelho sem fazer desgastes e sem extrações, porém não me senti muito satisfeito com o resultado final, dai resolvi procurar outro dentista para ele avaliar e disse que eu teria que extrair 4 dentes, os pré molares, o q a senhora acha sobre isso?

    1. Eu acho que faz muito sentido, Ângelo. Se você tem os 2 arcos dentários “mais pra frente” e quer trazer os dentes para trás, é preciso criar espaço pra isso. Uma forma de criar espaço e fazendo desgastes entre os dentes, mas o ganho é pouco e, se você não ficou satisfeito com o resultado do primeiro tratamento, provavelmente não vai ficar agora, também. Então eu acho que o caminho é extrair 4 pré-molares, mesmo, o que é uma conduta bem comum para casos como o seu.

  270. Gostei muito do que acabei de ler e confesso que tirou várias dúvidas minhas, fiz tratamento ortodôntico por quase 2 anos com um dentista e ele falou que meu caso era de biprotrusão, porém n fez extrações e pelo que vejo não tem como fazer sem extrações, fiz uma nova avaliação em outro dentista ele falou que pra poder ajeitar tudo da forma correta teria que extrair 4 dentes, agora veio a dúvida, se eu extrair os dentes quanto tempo preciso para que o aparelho seja colocado após as extrações ?

  271. Oi doutora, eu gostaria muito de conversar contigo, ou por um email ou por qualquer coisa, pq a minha dentista quer tirar mais 4 dentes meus, sendo que já tirei o siso, por favor se houver alguma forma de contato me avise para que eu possa até se possivel enviar fotos.