Como Escolher um Dentista

Todo mundo já passou por esse dilema: precisar de um dentista e não conhecer nenhum. E nem sempre dá pra voltar naquele que atendeu você pela última vez… ou porque você mudou de cidade, ou ele mudou de consultório e sumiu, ou faz tanto tempo que você não vai num dentista que esqueceu o caminho! 😀

Pra começar, não espere precisar de dentista pra procurar um. Esse é um dos lemas deste blog: quem previne não remedia. Ir ao dentista de forma preventiva, para uma avaliação de rotina, evita a dor, acaba com o medo e É MAIS BARATO. O terceiro argumento costuma ser o mais convincente dos 3, por isso as letras garrafais. 😀

Procurando dentista? Arranque um dente e leve o endereço (o contrário também vale)!

E já que o assunto veio à pauta, vamos falar de dinheiro. Dinheiro não dá em árvore. E tratamento odontológico, no Brasil, não é algo considerado barato (se você quiser saber por que é tão caro, se é que é, conheça o Dentista Mercenário). Por isso, preço pode ser um critério de escolha sim… afinal, quem paga a conta é você! Sejamos realistas, não é mesmo? Mas NUNCA deve ser o critério principal, e muito menos o único.

Ah… então quer dizer que se o dentista cobra barato ele atende mal? Claro que não. Ninguém pode afirmar uma coisa dessas. Assim como é uma injustiça sem tamanho dizer que o dentista do postinho é pior que o dentista que atende de forma particular. Aliás, isso é mania de brasileiro: desdenhar do que é barato e/ou de graça (que de graça não tem nada… você trabalha quase metade do tempo apenas pra pagar impostos… e saúde é um direito seu e dever do Estado. Tá na Constituição).

Um dos posts mais polêmicos, acessados e comentados deste blog se refere ao uso de cupons de desconto associados a procedimentos odontológicos (Groupon, Peixe Urbano e afins), prática condenada pelo Código de Ética Odontológica. Já argumentei bastante a respeito disso no post em questão, mas quase toda semana pinga algum comentário lá falando em “inveja de outros profissionais que estão ganhando mais dinheiro que você”, “incompetência pra fazer igual” e blá blá blá, não lembro ou dormi no meio. E o pior: ofensas pessoais. Isso é coisa de quem não sabe interpretar texto (se é que leu) e tem tempo sobrando… “mente vazia, oficina do Diabo”, já dizia minha avó. Quer comprar um cupom desses? Compre, ué. Boa sorte e seja feliz.

Voltando ao que interessa: posso escolher um dentista barato? Pode. Mas você não acha que existem algumas características mais importantes que devem ser levadas em conta na hora de escolher um profissional de saúde?

Uma boa forma de escolher um dentista é pela reputação dele. Peça pra um amigo indicar um pra você, costuma funcionar. Claro, o que é bom pra uma pessoa talvez não seja para outra, tem muito de percepção pessoal nisso. E não estou falando de competência (este sim o critério de ouro), estou falando de empatia. Se você não for com a cara do dentista, não adianta ele ser o melhor profissional do mundo: você vai embora e não volta mais.

Confiar no seu dentista é, também, fundamental. Coisa que eu mais vejo no consultório e aqui no blog é paciente perguntando se o trabalho que o colega do lado fez está certo ou errado, e o pior: colega caindo nessa de “opinar” baseado na opinião do paciente (mas isso é assunto para um outro post). Se não confia, melhor optar por outro profissional. As pessoas gostam, também, de serem atendidas em um consultório que fique perto de casa, por uma questão de convêniência. É um ponto a se considerar.

Em resumo, veja o ranking do blog Medo de Dentista de critérios para escolher um profissional de saúde [bucal]:

  1. Registro no CFO (Conselho Federal de Odontologia) —> Consulte Aqui (Obs.: existe um período de 2 anos após a formatura em que o cirurgião-dentista pode trabalhar com uma inscrição provisória, apenas no CRO (Conselho Regional de Odontologia). Na dúvida, consulte o CRO do seu estado.
  2. Competência (o cara sabe o que faz)
  3. Empatia (você foi com a cara dele)
  4. Confiança (você acredita no trabalho dele)
  5. Conveniência (fica perto da sua casa)
  6. Preço (você pode pagar)

Se você conseguir reunir a maioria das qualidades acima em um único dentista (e algumas não são opcionais), parabéns! Eis sua escolha. Se não, continue procurando… a tampa da sua “panela odontológica” existe! E lembre-se: não espere o dente doer, não. Quem não está desesperado tem mais tempo pra escolher e mais opções disponíveis… não é verdade, moças casadoiras? 😀

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Profissão: Cirurgião-Dentista

Marcadores:

33 comentários

  1. Meio q por acaso descobri um cisto no(a) (maxilar ou mandibula?… a parte inferior). Engloba sete dentes e tenho q primeiramente fazer canal nos mesmos antes da retirada. Em questao de valores ja to me informando e consultei tbm para os dois casos (tanto p retirada como para os canais, pq um so n faz, consultei ja 4 dentistas). A questao é q vendo videos no you tube, achei um com descriçao da retirada de um “cisto gigante”, cara na hora até ri pq pela imagem da radiografia pegava uns 4 ou cinco dentes, no meu sao 7. Os medicos falam q é grande. Mas assim, é de admirar o tamanho mesmo?

  2. Ana! Nunca tive medo de dentista e sou super resistente a dor, no entanto tenho um problema sério em relação à sensibilidade na boca, sinto um enjoo terrível e o tratamento acaba sendo lento e bastante constrangedor para mim… e para o dentista…! Pra ajudar desenvolvi um bruxismo considerável e não consegui usar a placa para dormir (os tais “enjoos”…), existe alguma terapia pra isso? Seria indicado eu procurar tratamento com sedação? É muito caro isso? Já anotei uns dez números de dentistas, mas não crio coragem… se puder me dar uma opinião… obrigada! Marta

    1. Marta, é uma situação complicada, mesmo. Existem técnicas que pode ser usadas pra controlar a ânsia, mas é quase inevitável o desconforto do paciente. A sedação com óxido nitroso (gás) é uma ótima ideia, pode ajudar.

      1. Tenho o mesmo problema, só que com os dentes de cima. Os de baixo, consigo ficar uma hora com a boca aberta, mas pra mexer nos de cima, sinto muito desconforto. Felizmente já encontrei uma profissional que entende isso, pois ja fui em alguns que saí chorando de agonia.

  3. Boa tarde. Ana, estava lendo sobre suas dicas, aí me veio a questão. Para realizar implantes dentários o dentista precisa possuir alguma especialização?
    Agradecida, bjinhos.

    1. Não Aline, não é obrigatório que o dentista seja implantodontista. Mas, pelo lógica, não é uma má ideia escolher um dentista que seja especialista, nesse caso. 🙂

  4. Ana, meu dentista é otimo, mas não fui com a cara dele. Alem de ser seco, fica meio impaciente com perguntas que faço! E acho que a boa relação paciente-dentista é importante, alem da empatia. Estou pensando em mudar, o que acha?

    1. Acho uma boa ideia, Leandro. Não questiono, de forma alguma, a competência do meu colega (nem você, pelo que vejo), mas é essencial um bom relacionamento entre o dentista e o paciente para uma boa condução do tratamento. Se você não se sente à vontade, é legítimo procurar outro profissional.

  5. Doutora, adoro seu site, acompanho-o e me ajuda muito, mas mesmo assim tenho muitas dúvidas. Sou uma paciente que já tem uma história sofrida com aparelho; já passei por um tratamento insatisfatório em uma clínica e estou à procura de um bom profissional pra resolver de vez isso. O problema é que bom profissional parece estar saindo caro demais e fico chateada porque também mereço um sorriso saudável, rs. E a sensação de estar pagando “a mais” do que o devido é constante (trauma do tratamento anterior). Gostaria de saber se é possível um ortodontista, em uma primeira consulta, conseguir já saber o valor dos aparelhos que serão usados durante o tratamento mesmo sem a documentação em mãos ainda. E 1800 reais é um valor previsto para se pagar pelo aparelho (fora a manutenção)? Sei que existe uma tabela VRPO, mas não entendo nada!
    Talvez seja complicado responder esse tipo de questão, mas eu gostaria muuito de ter uma luz pra saber onde eu tô pisando e não pagar algo que eu não posso desnecessariamente ou por “status”, porque com tanta dificuldade pra se achar um profissional, tô quase entrando nessa.

    1. Rayssa, essa sensação de insegurança é péssima, mesmo. E sim, todo mundo merece um sorriso saudável, independentemente do dinheiro que tenha para investir nisso. Sem a documentação em mãos é difícil prever (e principalmente planejar) como será feito o tratamento. Claro que, em casos mais simples, apenas avaliando o ortodontista já tem uma ideia e pode dar uma referência para o paciente. Mas se for um caso em que haja necessidade de utilizar aparelhos ortopédicos também (além do fixo), já complica.

      Qual o tipo de aparelho fixo você vai usar? Convencional? Estético (o transparente)? Autoligado (sem borrachinhas)? Não leve muito a sério a tabela VRPO, ele é bem genérica e a maioria dos dentistas não a utiliza (um benefício de sermos profissionais liberais ;)). Aguardo mais informações.

  6. Clinica Mazzei, situado a Av.***, 351 é a pior clínica pela qual eu ja passei em toda a minha vida, nunca vi um cirurgião ser tão mercenário e indiferente com a saúde de uma pessoa que está passando por uma urgência. O mesmo se mostrou totalmente anti-profissional pensando em conseguir alguns trocados a + quase extorquindo, tentando casar os tratamentos, quase chantageando, ele dizia que se vc não fizer isso eu não vou fazer aquilo etc…

    Dizia que a super “clínica dele” não fazia pequenos tratamentos, meu Deus em que mundo chegamos, sem contar que o mesmo tratamento que ele ofereceu a mim foi achado sem dificuldade nenhuma por 3 vezes menos… isso mesmo pessoal… 3x menos, fica o alerta e fujam desta clínica que mais parece um escritório de contabilidade, um profissional que faz de tudo, chegando a beira do ridículo, em quanto vc está deitado na cadeira do dentista ele usa de vários argumentos impróprios, anti-éticos, e inapropriados para conseguir o maior valor possível.

    Você não aceitando ele simplesmente, praticamente, te humilha dizendo que na “super clínica dele ” não são aceitas pessoas de todos os níveis, é um mercenário.
    Só porque na “super clínica” tem a merda de alguns monitores LCD de 20 polegadas o tal se acha no direito de escolher quem deve ou não ser tratado de acordo com o orçamento dele!!! É roubada… fica o alerta e fujam desesperadamente deste lugar, que não honra em nada os principios da medicina!

  7. Ana, sua intenção é boa, mas o critério de escolha q vc recomenda não se aplica a realidade da maioria dos brasileiros e, pq não dizer, a maioria das pessoas no mundo, q não tem dinheiro sobrando.

    Q bom q vc parece ser uma pessoa bem de vida, mas já parou pra pensar q a maioria das pessoas recebe salário mínimo ou sofre pra ter o básico?! Quanto vale um salário mínimo? Hj – dia 02/02/2012 – ele ta valendo R$622,00, uma lástima. Se for uma pai de família, coitado, fica sempre devendo pra poder alimentar as crianças. O sujeito nem pensa em um dia ir no dentista. Mas se for, o primeiro critério, disparado, será obviamente o preço, ou seja, o último da sua lista. Percebe? Seus critérios é direcionada para a classe média alta, a mesma classe da qual vc deve fazer parte. Td bem.

    Mas mesmo pra quem faz parte da classe média e não tem dinheiro sobrando é claro q o valor conta muito e jamais seria o último critério, ainda mais quando sabemos q o q mais tem é gente querendo tirar vantagem, isso em qualquer profissão.

    Outro ponto equivocado é o segundo da sua lista. A única pessoa capaz de avaliar se um dentista é competente é somente OUTRO dentista e mais ngm. Impossível pra um leigo saber se o dentista é competente ou não, depende da sorte mesmo, a não ser q seja um profissional altamente conceituado e ainda sim não é garantido.

    Eu mesmo já fiz tratamento ortodôntico com um profissional de reputação , professor da USP. Engana bem. Resultado: meus dentes continuaram tortos, atendia com pressa, não foi claro quanto as possibilidades e resultados esperados e ainda quando reclamei pois não estava satisfeito fui tratado com extrema grosseria. Enfim, uma porcaria de profissional, e era “conceituado”.

    Ou seja, na real, vc depende mais da sorte do q qualquer outra coisa mesmo. A melhor maneira de vc escolher qualquer profissional é por indicação de alguém q vc confie. Quanto mais vc confiar na pessoa q lhe indicou, melhor. O resto é “entregar pra Deus” mesmo, não tem jeito, nunca se tem certeza de nada. Mas claro q um profissional muito bem avaliado e conhecido tende a ser bom, mas ai já entra novamente outra questão restrita a pouquíssimos: dinheiro sobrando pra poder pagar o dentista das celebridades.

    1. Nico, a minha ordem de critérios foi a seguinte: 1 – estar apto legalmente, 2 – Ser competente, 3 – O paciente ir com a cara do dentista, 4 – O paciente confiar no dentista, 5 – O consultório ser em lugar acessível para o paciente e 6 – O paciente poder pagar. Mas eu acho que você não entendeu a minha proposta… o que eu estou sugerindo é que a pessoa procure por um profissional que atenda TODOS (ou a maioria dos) requisitos acima, e não fazendo um ranking de critérios. Se o profissional foi colocado na “peneira”, passou pelos primeiros 5 itens e no fim o paciente não pode pagar seus honorários, esse dentista não serve para esse paciente… independentemente de quão competente, simpático e confiável ele seja. Em resumo: esses critérios servem para qualquer classe social.

      O que eu não acho uma boa estratégia é escolher dentista SÓ pelo preço. A chance de errar é grande.

      Discordo que o segundo ponto da minha lista seja um equívoco. O paciente pode sim avaliar a competência de um dentista, e uma forma simples de fazê-lo é ter o seu problema resolvido. Mas o seu ponto de vista não é novidade pra mim, e é reflexo de uma crise de confiança não só relacionada aos dentistas, mas a outros profissionais de saúde. As pessoas gostam de comparar diagnósticos e planos de tratamento entre profissionais, como se um estivesse avaliando a conduta profissional do outro. Embora eu não ache que dê pra comparar de forma justa, tenho que reconhecer que a tal “2a opinião” é um direito de qualquer paciente-consumidor.

      Sorte é um fator? É. E uma boa estratégia pra “dar sorte” é pedir a indicação de um conhecido, e nisso acho que concordamos.

      1. Ana, se vc partir do princípio de que quase todos os dentistas são competentes, td bem, fica fácil deixar o valor do tratamento como última coisa a ser avaliada. Mas esse é um pensamento romântico ou verdadeiro? Vc parece ser uma ótima dentista, mas e os outros?

        A vida nos ensina q bons profissionais são RAROS, isso em todas as profissões, creio q sem nenhuma exceção. Se os médicos, por exemplo, q até hj gozam de um dos maiores status na sociedade, na sua maioria tratam seus pacientes com desdém, imagina o resto dos profissionais.

        Como já te disse, eu mesmo já tive uma péssima experiência com um profissional dito renomado. Cobrava caro, professor da Usp, dava até entrevista na TV e ainda era amigo da família! Nada disso adiantou.

        Dá pra contar nos dedos os bons profissionais do mercado e estes, sabendo seu valor, cobram absurdos, só ricasso, banqueiro ou artista consegue pagá-los. Assim, partindo do princípio q a MAIORIA não presta, melhor sermos práticos e irmos direito ao q interessa: o preço. Se for pra ter prejuízo, q seja o menor possível.

  8. Estou tratando de 3 dentes, e estou fazendo canais nos mesmos. Com uma dentista pelo meu plano de saude, mas o que eu fico encucada é que ela nao tem ninguem pra atender o telefone pra ela, e na hora que ela ta la, te cutucando, o tel toca e ela fica no tel e trabalhando em vc ao msm tempo ! As “ferramentas” de trabalho dela estao assim… enferrujadas sei la ! Velhas de prata, estao marrom ferrugem ! parece filme de terror.
    E tambem, quando ela termina de usar tudo, ela simplesmente escova tudo com agua e um daqueles detergentes, usando uma escovinha velha pra caramba ! Estou meio cabreira com isso.. ja terminei 1 dente, td ok, agora semana que vem tem mais…

    1. Bianca, se você não confia na sua dentista… melhor trocar. Não posso dizer se ela trabalha dentro das normas de biossegurança apenas pela sua descrição, mas me causou, sim, estranheza ela atender o telefone durante o atendimento e ter instrumentos enferrujados em uso. A parte de lavar tudo com detergente (embora, um específico para esse fim, e não de cozinha) é normal, tudo deve ser lavado dessa forma antes de ser levado para a esterilização. E só pode ser usado depois disso.

  9. Ana, teve uma vez que minha vizinha me indicou o dentista dela e eu fui, o bendito achou 8 cáries, eu estranhei, porque não fazia tanto tempo que eu tinha visitado um dentista para ter tantas cáries… e procurei outro e ele achou somente UMA… Eu fico me perguntando, e se eu tivesse confiado e feito o tratamento????????????? Ele iria obturar 8 dentes sem ter cáries??????????? Dei tchau e nunca mais…
    agora trato com uma profissoinal que eu gosto muito, explica tudo muito bem e é uma otima profissional, e não é careira… Bjs

    1. Simone, eu acho que é por aí mesmo. Se você não confiou no que o dentista disse, é válido procurar uma segunda opinião. Certos profissionais consideram sulcos pigmentados (escurecimentos) como cáries. E aí tá feita a confusão.

      Fico muito feliz que você tenha encontrado a tampa da sua panela odontológica… 😀

      Abraço e obrigada pela visita e pelo comentário!

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista