Como Saber Se o Dentista é Bom?

Recebi um e-mail em que um leitor do blog me fazia essa pergunta. Acho uma excelente pergunta! Mas não muito fácil de responder.

Primeiro é importante definir o que é ser bom, e aí já começa o problema: o que é bom pra mim, não é necessariamente bom pra você. As expectativas e desejos das pessoas são diferentes. Já ouvi de um paciente elogios entusiasmados a um colega e, em seguida, de outro paciente, declarações de descontentamento. Mas o cara é bom ou não?

Eu não abro a boca pra qualquer um!

Independente de impressões pessoais, uma coisa é consenso: bom é aquele dentista que é competente. Olha que definição bacana de competência: “capacidade decorrente de profundo conhecimento que alguém tem sobre um assunto”. Ser competente é fazer direito porque se conhece profundamente o que se está fazendo!

Definidos os parâmetros, vamos à prática…

Pra saber se um dentista é bom, eu começaria confirmando se ele é mesmo dentista. Infelizmente tem gente por aí que diz ser mas não é, e só pode atuar como dentista quem terminou a graduação em Odontologia e tem registro profissional. Uma forma de conferir isso é indo ao site do CFO (Conselho Federal de Odontologia) e fazendo uma busca pelo nome e/ou CRO (número do registro do profissional no Conselho Regional de Odontologia do estado em que ele atua). Você pode fazer isso clicando aqui. Também é possível verificar a(s) especialização(ões) que ele possui, se for o caso.

Aproveitando pra falar sobre a questão da especialização: o cirurgião-dentista (nome oficial da profissão) sai da faculdade como clínico-geral, ou seja, tem autorização para atuar em diversas especialidades odontológicas. Ter autorização, porém, não significa estar apto. Para a realização de certos procedimentos e tratamentos em Odontologia, só o que a faculdade ensina não é suficiente. E aí entram os cursos de pós-graduação… atualizações, aperfeiçoamentos, especializações, mestrados e doutorados. No site do CFO constam apenas as especializações. Mas deduz-se que se um dentista oferece um serviço é porque ele sabe executá-lo, sendo especialista ou não.

Ok, seu potencial futuro dentista é dentista mesmo. Ufa ;). Uma dica pra saber se ele é bom é perguntar para outros pacientes dele. Claro, se você não chegou até ele através de uma indicação, essa estratégia fica mais difícil de ser utilizada. E lembre-se que, como eu comentei lá no começo, deve-se levar em conta que pessoas diferentes têm percepções diferentes. Mas um “ok” de um amigo já é uma boa coordenada, não é mesmo?!

Outra dica interessante e na qual a maioria das pessoas não pensa: digite o nome do dentista no Google! (essa dica vale também para outros profissionais e para checar a reputação do rapaz ou da moça que anda dando em cima de você ;)).

Às vezes você já está em tratamento com um dentista em quem você confia, mas ele não realiza algum procedimento do qual você precisa. Então, ele encaminha você para outro dentista. Isso leva a crer que ele confia nesse dentista, senão não vincularia sua própria reputação à do colega.  Eis um sinal de que o tal dentista é bom!

Confiança… taí a palavra. A pergunta-título deste post poderia ser: como confiar em um dentista? Difícil confiar em qualquer pessoa antes de conhecê-la. Há uma crise de confiança generalizada instalada na nossa sociedade… as pessoas têm medo de serem enganadas, e não é só pelo dentista (graças a Deus ;)). No post Dentista: Eu Não Acredito em Você eu citei uma pesquisa da Rider’s Digest (Revista Seleções) na qual o cirurgião-dentista foi o profissional liberal que obteve o maior índice de confiabilidade (de acordo com com 81% dos entrevistados). Isso demonstra que o problema da desconfiança não parece ser específico da relação dentista / paciente.

Portanto, não dá pra se basear na beleza da sala de espera ou no brilho da placa em frente ao consultório. Dentista bom é aquele que resolve o seu problema! Preste atenção em como ele se comporta, se ele está seguro do que fala, se o ambiente é limpo, se ele não fala mal de outros dentistas para parecer melhor do que é, se ele lhe dá a atenção que você merece e não se comporta como quisesse se livrar logo de você.  Use seu feeling. São detalhes assim que fazem a diferença.

Veja também: Como Escolher um Dentista?

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Geral

Marcadores:

10 comentários

  1. FUI EM UM DENTISTA E ELE ALEGOU QUE EU PRECISAVA COLOCAR FACETA DE PORCELANA, FAZER UM IMPLANTE E UM CANAL. O CANAL NÃO PARA DE DOER, ELE NUNCA TIROU UMA RADIOGRAFIA. EU FUI NUMA CLÍNICA E FICOU CONSTATADO QUE O CANAL NÃO FOI FEITO POR COMPLETO, TEM QUE REFAZER. ARRANCOU O DENTE QUE IA FAZER IMPLANTE E COLOCOU UMA CAPA PARA NÃO APARECER. AS FACETAS CAEM O TEMPO TODO, ACABOU COM MEU SORRISO, FICOU IGUAL DENTADURA, SEM CONTAR QUE NÃO ME ATENDE, ME BLOQUEOU, NÃO FALA COMIGO.

    1. Soraia, vá pessoalmente falar com ele. Se ele não atender você, você pode fazer uma reclamação no Conselho Regional de Odontologia do seu Estado. Ele é responsável pelo tratamento que fez em você.

  2. Fiz implantes na parte inferior, com um professor de Santos, o tratamento levou um ano, o dentista insistiu para o implante, porque queria fazer uma prótese e ponto pela minha idade, isso faz uns 7 anos, comecei o tratamento, enfim, depois de um ano fui viajar, depois de dois meses, quebrou os parafusos, tive que voltar da viagem, ele arrumou, depois de seis meses quebrou de novo, fui em outro, gostaria muito ir pedir uma orientação, como devo fazer, estou com medo de dentistas, porque tenho uma prima que QUASE morreu com um tratamento de canal, a USP que salvou… pergunto: a senhora pode dar seu endereco, e quando custa a consulta? Desde já agradeço.

    1. Mary, eu estou em Curitiba-PR, mas não sou implantodontista. Não entendi bem o que foi que quebrou, os parafusos, mesmo? As próteses? Você ainda está com próteses provisórias ou já são definitivas?

        1. Em tese sim, mas é altamente improvável que o implante (o parafuso que vai no osso) se quebre. O mais comum é que seja a prótese ou algum outro componente.

          1. Gostaria de saber sobre clareamento, estou muito insatisfeita com meu sorriso. E tbm não tenho muito recurso, e tem mais, isso já mexeu com minha auto estima totalmente, não dou risada, nem gosto de conversar, estou muito triste, que posso fazer ? Dentro das minhas condições? Obrigada.

          2. Maria, procure um dentista e faça uma avaliação. Muita gente não faz isso porque pressupõe que o tratamento é caro, mas sem uma avaliação não há como saber. Talvez você se surpreenda e veja que não é tão caro assim, ou que você pode pagar em parcelas, fazer um tratamento de cada vez, etc.. Vale a pena “bater um papo” com o dentista. 🙂

  3. Essa dica de digitar o nome no google é engraçada… kkk… mas tem fundamento, aliás, sobre qualquer coisa ou pessoa q vc queira saber mais, rs.

    A grande verdade é q os consumidores ficam as cegas, acima de tudo quando precisam contratar os serviços de um profissional liberal q são até proibidos de fazer propaganda. Contratar um profissional liberal não é a mesma coisa q vc chegar, por exemplo, na gôndola de um supermercado e ler as embalagens, comparar e, às vezes, até poder provar os produtos. É por isso q ir no google ou em algum outro buscador da internet possa talvez trazer alguma informação, por menor q seja, dos profissionais, mas é muito pouco. Pessoas nós só conhecemos quando interagimos com elas. Ou em resumo: vc só vai saber mesmo quem é seu dentista DEPOIS q for no consultório e o mesmo te atender.

    Porém, uma boa indicação torna o caminho mais seguro, ainda mais se for de alguém q vc confia. Se é um amigo q vc gosta e confia, provavelmente as impressões positivas q ele teve do profissional devem bater com as suas expectativas.

    O triste de toda essa história é q, verdade seja dita, profissional bom é profissional raro, até pq se fosse algo comum, não seria bom. A não ser q a pessoa seja rica e consiga contratar quem já é renomado, plenamente reconhecido, etc; vai depender da sorte mesmo. Acho q o importante, no final das contas e dentro de um contexto realista é o profissional, como vc mesmo disse, conseguir resolver o problema q te levou até ele. O resto são detalhes; basta o profissional saber fazer o suficiente para ajudar o paciente e não cometer nenhum erro.

  4. Mto bom o post! Gostei de td, principalmente na parte q aconselha a procurar saber se ele é msm dentista. Aqui na minha cidade (Sto Amaro/BA) chove charlatao fazendo de TUDO! E o CRO ja foi informado, mas nada faz.

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista