Dente com canal tratado pode ter cárie?

E para fechar a semana do tratamento de canal aqui no blog (que começou afirmando que dente com tratamento de canal pode doer de novo e prosseguiu alertando que curativo não é tratamento de canal), mais uma dúvida recorrente: dente que já teve o canal tratado fica cariado?

Parece uma dúvida boba, mas muita gente a tem. E a resposta é sim, pode.

Dente com canal tratado também tem cárie!

Tratar o canal de um dente consiste, basicamente, em limpá-lo por dentro (eliminando bactérias) e em seguida vedar cada canal (certos dentes têm mais de 1 canal) com um material que impeça que as bactérias invadam o seu interior novamente. Falando assim parece simples, mas não é uma tarefa das mais fáceis. Viva os endodontistas!

Pois bem… como o nervo do dente (polpa) é removido, SE TUDO DER CERTO esse dente não deverá ter mais nenhuma sensibilidade dolorosa, pelo menos não com origem no canal. Porém, mesmo desvitalizado, ele continua em função na boca e, por fora, ele ainda é o mesmo… tem esmalte (a parte mais externa, brilhante), dentina (a parte que fica por baixo do esmalte e do cemento) e cemento (tecido que recobre a raiz) da mesma forma. E são esses 3 tecidos que podem ser acometidos por cárie… tanto em dentes vitais quanto em dentes não-vitais (tratados).

E quando um dente tem cárie, ela precisa ser removida e o dente restaurado. Como se faz isso você pode ver aqui. O bom de restaurar um dente com tratamento de canal é que não há necessidade de anestesia… pois dente sem nervo não dói. 😀

Só pra deixar claro: todos os tecidos em volta do dente que teve seu canal tratado continuam vivos, ou seja, eles podem doer sim. Além disso, o dente sofre, também, os efeitos de possíveis problemas gengivais, principalmente da periodontite, o que pode resultar em perda dentária. Ainda: se um dente com tratamento de canal precisar ser posteriormente extraído, vai ser necessário anestesiar.

Considerando tudo isso, a mensagem é: mesmo que o um dente não possa mais doer, ele continua precisando de cuidados. É essencial manter uma higienização rigorosa para garantir a permanência de todos os seus dentes na boca… tanto os que tiveram seus canais tratados quanto os que não. Escove os dentes direitinho para a cárie e a doença periodontal não pegarem você!

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Endodontia

Marcadores:

358 comentários

  1. Dra. Ana, há pelo menos 18 anos tratei o canal do primeiro molar superior esquerdo.
    Há cerca de 8 anos, o dente quebrou. Procurei um dentista, que apesar de garantir que não seria um tratamento duradouro, restaurou o dente. Esta restauração durou uns 5 anos, e quebrou novamente. Fiz outra restauração, que não durou 6 meses. Procurei outro dentista, que me indicou fazer numa coroa. À época, não fiz o tratamento, e após um ano, descobri que o dente estava condenado. O profissional me indicou uma prótese fixa, já que os outros dentes estavam sadios. Acontece que após a abertura do segundo molar, e canino, e a extração do dente condenado, comecei a sentir dores terríveis. Ao retornar para a colocação da prótese, foi identificada a necessidade de se fazer canal no molar, o que foi feito no mesmo dia. No entanto, no retorno do canal, a endodontista quebrou o dente que até então estava saudável. O dentista alegou que o tratamento de canal deixa o dente enfraquecido. Isto procede? Pois o outro dente levou quase 18 anos para apresentar alguma alteração. Não bastasse a quebra do outro dente, foi instalada a prótese, que não fixou nem por 15 dias. Já estou em tratamento há 4 meses, e até hoje não foi possível a colocação de nova prótese. Meu dente ainda dói, e tem sinais de inflamação. Atualmente apresento inclusive dores de ouvido e atrás dos olho esquerdo, o mesmo lado do dente. Qual a sua opinião sobre este caso? Acha que pode ter acontecido erro do profissional? Devo procurar outro? É possível um dente levar mais de 4 meses para cicatrizar ?

    1. Hérica, enquanto não é restaurado, o dente em / com tratamento de canal fica mais frágil, sim… e pode acontecer um acidente e ele, infelizmente, fraturar. Sim, o processo inflamatório (ou a infecção, quando é o caso) pode levar bastante tempo pra se resolver. Cada caso é um caso.

  2. Dra. Ana, boa tarde!
    Fiz um canal ha uns 6 meses mais ou menos, e quando fui comer um amendoim quebrou metade do dente na parte interior, voltei na dentista que eu fiz o canal e ela disse que o dente ficou fraco por isso quebrou. Acompanhando seus comentários a senhora diz que isso do dente ficar fraco não procede, será que a restauração que ela fez não ficou boa, por isso o dente quebrou? Estou com medo de consertar o dente com ela e dar problema de novo porque mesmo quebrando metade do dente até a gengiva ela disse que não precisa de coroa, só vai colocar um pino, o que a senhora pode me dizer em relação ao meu caso?

    Grata
    Priscila

    1. Priscila, costuma ser uma questão de indicar corretamente o método restaurador: restauração direta, bloco ou coroa. A partir disso, o dente não tem razão pra ficar frágil. Mas, claro, às vezes é uma situação limite entre uma forma de restauração e outra… um dentista é mais pessimista, outro mais otimista pode-se indicar soluções diferentes para o mesmo problema. O fato do seu dente ter quebrado perto da gengiva não indica, necessariamente, a necessidade de coroa… depende da quantidade de tecido dentário perdido.

      1. Eu estou passando pelo mesmo problema, fiz o tratamento ha aproximadamente 6 meses e agora quebrou. Acontece que eu guardei o meu dinheiro para fazer esse tratamento que é caro, e já quebrou, não tenho como arcar com esse custo de novo… A clinica não se responsabiliza? Não tem uma validade esse tratamento?

        1. Qual tratamento, Stefani? Porque a quebra do dente não tem a ver, necessariamente, com o dente ter tido o canal tratado. Converse com o seu dentista, vá ver o que aconteceu e qual o dano. Só assim pra saber o que pode ser feito agora. Se antes você tinha o dente restaurado, agora pode ser pino e coroa, por exemplo (estou apenas supondo).

  3. Boa tarde! Fiz um canal no meu dente alguns anos atras, depois eu coloquei o aparelho fixo e o anel ficou no dente que tinha canal, hoje eu tirei o aparelho e o anel do dente que tinha canal e estava escuro, meio roxo, o que pode ser isso e qual o procedimento para o tratamento?

    1. Gabriel, pode ser só uma mancha… mas pode ser cárie, também. Vale a avaliação do dentista a respeito. Se for cárie, será preciso removê-la e restaurar o dente.

  4. Dra. Ana ha alguns anos atras fiz canal em um dente, porem no meio do tratamento perdi metade do dente, pois ficou sensível demais e quebrou, por esse motivo extrai o dente. Agora gostaria de colocar um implante dentário mas ouvi dizer que nao e possível colocar implante depois de fazer canal isso e verdade?

  5. Em primeiro lugar gostaria de parabenizar o site que é muito esclarecedor e também pela atenção ao responder a pergunta de cada leitor.
    Bom, tenho trinta anos e, aos sete, tive uma queda na qual bati com a boca no chão de cimento queimado e o meu dente da frente afundou dentro da gengiva a ponto de sumir. Sangrou muito e minha minha mãe me levou na emergência. Lá a dentista puxou o meu dente para fora da gengiva e colocou uma resina entre os dois dentes para “segurar” o dente. Passado uns dois anos um dentista na escola viu e retirou a resina. Nunca mais voltei a mexer nele. Ele nunca doeu, tem a coloração normal e não é sensível. O fato é que recentemente fui ao dentista para tratar uma pequena cárie e, após tirar uma radiografia para ver a cárie ele encontrou uma lesão não só no dente que afundou mas também no dente ao lado. Agora ele me disse que eu tenho que fazer canal e colocar pino nos dois. Minha dúvida é se tenho mesmo que fazer canal pois nunca tive problemas com esses dentes, vou ao dentista regulamente e nem sequer imaginava isso. Depois de mais de vinte anos tenho mesmo q fazer canal? Posso esperar o problema aparecer primeiro ou devo mexer em um dente branquinho que não dói nem nada? Me ajude, estou em pânico, tenho medo pois não tenho um dentista de confiança e vou ter q tentar a sorte!

    1. Endy, obrigada. 🙂 Se há uma lesão na pontinha da raiz, há indicação, sim, de tratamento de canal. Isso porque há um foco de infecção. Quanto ao pino, não sei… pelo seu relato esses dentes nem são restaurados, apenas havia uma resina entre eles como contenção após o trauma. Se for essa a situação, bastaria acessar o dente por trás dele, tratar o canal, e fechar o acesso com resina. Mas estou apenas supondo tudo isso com base no que você me contou.

  6. Ola Dra! Ha 4 anos fiz um tratamento de canal num dente de cima, só que agora fui na dentista e ela me pediu um raio x do mesmo, e constatou que esta com carie na raiz, bom a principio nao tem mais salvação. Existe algum tratamento para ele ou só arrancando mesmo?

    1. Rodrigo, se a cárie atingiu a raiz a ponto de inviabilizar a permanência dela em boca, infelizmente é caso pra extração, mesmo.

  7. Bom Dia!
    Fiz um tratamento de canal ha alguns anos, o que mais me incomoda é ficar parando uma grande quantidade de resíduos de comida entre os dente, tenho que ficar passando fio dental e muitas vezes chega a sangrar de tanto que eu tenho limpar, e agora percebo que quando faço uma pressão nesse dente (chupo esse dente) ele não está com um gosto agradável, e isso está me deixando com um halito desagradável. O que fazer? Já tenho medo de dentista rsrs e muito mais quando se trata de canal, obrigado!

    1. Paulo, o tratamento de canal não está causando essa retenção de resíduos (o que causa o mau odor), e sim a restauração do dente, que deve estar mal adaptada. A solução, em princípio, é trocar apenas a restauração do dente, sem necessidade de “mexer” no canal. Procure um dentista pra avaliar.

  8. Boa noite!
    Existe infiltração de ar (gases) durante o procedimento de canal? Estou sentindo muitas dores após finalização do mesmo, procurei outra opinião onde obtive a resposta acima, fiz um raio X onde foi verificado que o canal foi bem feito…. E seria a única explicação para as dores! Pode acontecer? Muito obrigada.

    1. Viviane, após obturado o canal, não há espaço pra ar dentro do dente. Uma possibilidade seria a injeção de ar durante a instrumentação, mas o que o dentista injeta no canal não é ar, mas um líquido desinfetante. Então, embora não impossível, acho improvável. Existe um situação chamada “enfisema subcutâneo”, que é a penetração forçada de ar ou outros gases para dentro dos tecidos moles… mas isso é raro em Odontologia, e ocorreria mais em caso de cirurgia, não tratamento de canal.

  9. Olá Dra. Ana, fiz um tratamento com uma dentista e ela retirou minha obturação de amalgama e pôs de resina no terceiro molar inferior, só que devido a sangramento ele fez a restauração em duas etapas em dias diferentes, isso já tem 3 anos e há algum tempo minha obturação trincou na emenda com a outra obturação e ficou frouxa, dependendo do jeito que mordo dói muito e as vezes sangra, isso é perigoso? E quando ela trocou disse que se esse obturação quebrasse teria que ser feito coroa, o que isso quer dizer?

    1. O “perigo”, além de você sentir dor, é o dente acabar fraturando por não estar adequadamente restaurado, Jéssica. Quando a restauração é grande, às vezes não dá pra mantê-la, não uma restauração direta, pelo menos, porque ela não oferece mais a resistências necessária ao dente. Nesse caso, uma coroa é mais segura. Por ser um terceiro molar, é preciso avaliar se vale a pena, se esse siso é realmente importante de ser mantido a ponto de receber uma coroa completa. Se não, melhor extrair.

  10. Olá doutora, fiz um canal no primeiro molar superior esquerdo ha 4 anos, e depois de todo o procedimento do canal ele foi coberto e etc… Só que agora essa “resina” que cobria caiu ha algum tempo, e acabou gerando uma cárie na parte lingual do dente, terei que fazer outro canal neste dente ou então só limpar retirando toda a sujeira e fechando novamente ?

    1. Lucas, em princípio não tem nada a ver com o canal. Será preciso remover a cárie e restaurar o dente novamente. Não demore pra procurar o dentista, seu dente está frágil e pode quebrar.

  11. Olá Dra! Fiz uma restauração em amálgama há aprox. 10 anos. Hoje a restauração está muito escura (preta) e um pedacinho do dente quebrou, além de aparecer uma infiltração dentro do dente. Fiz uma 2ª restauração (apenas na parte que quebrou). Uso fio dental sempre e escovo bem a lingua, mas sinto um gosto de dente ruim e minha esposa já reclamou de mau hálito; vou no dentista e ele diz que ta tudo bem. Já tou enlouquecendo. Me ajude!!!!
    Obg!

    1. Thiago, “tudo bem” não deve estar. Provavelmente essa restauração está retendo resíduos alimentares, por isso o mau hálito. Sugiro a remoção e substituição dela por completo. Isso deve resolver o problema. Converse com o seu dentista.

  12. Ola doutora, tenho um convenio dentario e la fiz um canal ha uns 4 anos atras em coroa, so restauração no dente apos, ha mais ou menos uns 7 meses ele vem quebrando, vou ao dentista e ela restaura e logo apos quebra de novo, abaixo acho que tem carie, mas eles não abrem o dente pra tirar, so tampam o buraco e pronto. E agora minha gengiva doi e passo o fio e sai muito sangue sempre, oq a sra. acha que devo fazer?

    1. Claudiana, me parece que já não é mais caso para restauração direta, mas coroa. Só assim seu dente terá a resistência que precisa e não vai quebrar mais. O sangramento gengival provavelmente vem de uma gengivite causada pela má adaptação dessas restaurações recorrentes.

        1. Isso é gosto pessoal. Hoje em dia procura-se fazer a prótese o mais discreta possível, pra que ela nem consiga ser diferenciada de um dente natural. Mas se você quiser, pode ser feito. Tem paciente que pede. 😉

  13. Tenho dúvida sim amigo, eu fiz um canal ha uns 4 anos atras e coloquei uma coroa, ha pouco a coroa folgou e a raiz ficou dolorida e muito inchada. Fui ao mesmo dentista e ela me disse que entrou bacteria e que teria que refazer o canal. Isso pode mesmo acontecer? Por favor, aguardo uma resposta, obrigada.

  14. Olá, tratei um canal há 7 meses e a a coroa se soltou quando passei o fio dental, queria saber se ele pode ficar aberto por uns quinze dias e se ele pode vir a doer, e obrigado pelo espaço!!!

    1. Ramon, se o canal foi tratado, sem perigo de doer. Mas o ideal é recimentar a coroa o quanto antes, porque a coroa afasta a gengiva, sem a coroa a gengiva pode “crescer” por cima do pino / preparo, exigindo uma pequena cirurgia corretiva.

  15. Boa noite, Doutora!
    Ha 6 anos atras um dente atras quebrou, fui ao dentista, onde o mesmo tratou a carie e efetuou um canal, porem nao houve recuperacao total desse dente. Tive que fazer uma coroa e pino. Recentemente observei q em volta dele, bem junto a raiz, o contorno do dente esta escuro e ha um como se fosse um furinho nele na lateral. Aparentemente parece ser carie. Mas quando tento tocar ou ve-lo nao existe “buraco”. A pergunta é, pode ser carie esse contorno escuro so na parte de dentro e esse furinho na lateral?
    Obrigada.

    1. Maria, pdoe, principalmente o “furinho”. Mas podem ser só manchas ou pigmentações, também. É preciso avaliar.

  16. Ola Dra. Ana, primeiramente obrigada por ter esse “espaço” para tiramos duvidas…
    Ha exato 01 ano atrás coloquei coroa no dente nr 46, inclusive dente ja com canal. Uns 06 meses depois ela caiu, voltei e a dentista colou novamente e ao redor, na parte interior da gengiva, ela fez uma especie de camada de resina para não ficar o vãozinho aberto. Um tempinho depois essa camada caiu no momento em que eu passei o fio dental… por fim procurei um outro dentista para que ele pudesse “tapar” esse vãozinho novamente, foi ai que tive a infeliz noticia que meu canal estava com carie. Até ai tudo bem, porem ele me falou que a coroa terá que ser trocada! Isso procede, Dra. Ana?? Não consigo aproveitar essa coroa que coloquei ha exato 1 ano atrás e que não foi nada barata?? Obrigada!

    1. Sheila, pelo seu relato, infelizmente procede. Ao remover a cárie o “encaixe” da coroa (que já não parece muito bom) vai mudar, e aí seria preciso fazer uma noca coroa pra garantir uma boa adaptação. “Aproveitar” essa coroa seria um improviso que poderia sair bem mais caro no futuro.

  17. Boa tarde dra. Ana, fiz um canal ha 5 anos e agora apareceu umas bolinhas na gengiva do lado do dente, a endodontista fez uma raio x e disse que esta rachada ao meio na raiz, e vou ter que perder esse dente, sera mesmo que não ha possibilidade de retratar esse canal!

  18. Há tempos fiz um canal no primeiro molar inferior esquerdo. Nunca senti dores. Recentemente substitui a coroa e a partir dai passei a sentir dores. Como um dente tratado com canal pode doer? Avisei ao dentista ele me disse que era normal e passado algum tempo a dor diminuiria. Vendo minha panoramica apos a troca da coroa consta: imagem radiolucida coroa, conduto radicular com material obturador e coroa protetica. O que entendi é que estou com carie na raiz. Não entendo, acabei de trocar a coroa. Como estou com carie? O dente doi com gelado. Outra peça que troquei, um canino nas mesmas condiçoes com canal tratado há anos, porem não doi, mas consta carie depois da troca. O que pode ser? Agradeço sua prontidão em responder minhas duvidas.

    1. Renata, um dente com canal tratado pode doer por 2 razões principais: por uma infecção resistente (ou uma nova infecção) ou por problema periodontal, ou seja, nos tecidos ao redor do dente. A dor não é no canal, mas ao redor das raízes do dente. Não seu exatamente o que quer dizer “imagem radiolúcida coroa”, faltou alguma palavra aí… mas isso, em si, não quer dizer que haja cárie no seu dente… a imagem radiolúcida pode ser a própria coroa, dependendo do material. Cárie na raiz não é, se fosse estaria escrito “imagem radiolúcida na raiz sugerindo cárie”, ou algo assim. Enfim… converse com o seu dentista.

  19. Doutora, fiz um tratamento de canal, não senti nenhuma dor após a realização do tratamento. Mas após alguns meses apareceu nesse dente uma mancha preta. O que pode ser?
    Obrigado.

    1. Diego, sem examinar você não há como saber. Pode ser só uma mancha, pode ser uma cárie… depende. Converse com o seu dentista.

  20. Dra. Ana, fiz canal ha menos de 1 mês e parei de sentir as dores que sentia e voltei a comer do lado direito da boca, onde se encontrava o dente infeccionado, voltei a sentir leves dores bem fracas no dente e percebi que uma parte dele está preta novamente, do lado onde se encontra a massinha branca do canal e do bloco, é possivel que a carie tenha voltado?

    1. Máira, é mais provável que seja tártaro. Procure seu dentista pra reavaliar e ver o que está acontecendo.

  21. Doutora, eu tenho um dente que a restauração caiu, porem não me importei muito de ir ao dentista para refaze-la, então ultimamente tenho sentido uma dor bem leve no dente ao encostar nele, na gengiva tbm (igualmente leve), e ele sangrou duas vezes (sangrou pouco), alem de estar com um gosto meio estranho quando eu “puxo” a saliva do dente com a lingua, o que pode ser?

    1. Daniel, você mesmo já disse o que é: é um dente com uma cavidade aberta, que provavelmente já está cariada. Se o sangue sai do dente mesmo (e não da gengiva), já é tratamento de canal. O gosto é pela retenção de resíduos alimentares nessa cavidade. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo o mais rápido possível, antes que a situação piore.

  22. Vou fazer canal em um dente, mas ele não tem cárie nenhuma, o dentista me disse que está com uma infecção muito grande, pois em cima dele tem uma bolha, mas o dente não tem nenhuma carie.

    1. Cibely, acontece. Se há uma bolha na gengiva (saindo pus ou não) e essa bolha tem origem na infecção do canal desse dente… tem que tratar, independentemente do dente não ter cárie.

  23. Boa noite doutora, bom, eu fiz um canal em outubro do ano passado, o canal foi feito corretamente e o dente recebeu a restauração, porém ha uns 7 dias estou sentindo uma pequena dor no dente, quando bate água gelada alivia, e quando mastigo também, a dor vem mais na parte da noite, o que pode estar causando essa dor? Nao muito forte, mas que incomoda bastante!

    1. Maria Fernanda, parece que ainda há alguma infecção (ou há uma nova infecção), os sintomas que você relata (alívio com água gelada e ao “empurrar” o dente) indicam isso. Procure seu dentista pra reavaliar.

  24. Boa noite Dra. Ana, fiz tratamento de canal de um dente ha muitos anos; ha 5 anos precisei refazer esse canal. Coloquei o pino e a coroa. Mas como eu tenho perda ossea o dente desceu e a raiz do dente está cariada. Ele não doi, mas quando eu passo o fio dental sangra muito. Estou com medo e pena de extrair esse dente. Posso mante-lo por mais um tempo até poder implantar outro? Ou é perigoso infectar todos os outros dentes? (já tive periodontite). Obrigada.

    1. Depende Aurea, é preciso avaliar. Pelo seu relato não dá nem pra afirmar que seja caso de extração. Mas se há cárie, é preciso tratar… até pra que voc~e possa manter esse dente, sendo possível. Converse com o seu dentista.

  25. Boa tarde. Antes de mais nada gostaria de agradecer por se disponibilizar a responder a dúvidas de forma voluntaria. Tenho toda a dentição, no entanto há 3 anos atrás tive uma carie no primeiro pré molar, a dentista optou por desvitalizar e colocar massa definitiva, comecei a sentir dor e pressão, quando era retirada a massa para observar, fazia efeito de vácuo e drenava liquido com vestígios de sangue e odor, optou por deixar dente aberto, tomar antibiótico e voltar a fechar… voltava tudo ao principio, agora fiz RX e vimos que das duas raízes que não vêm até meio, apenas a poucos milímetros), uma está desvitalizada e outra não, porque segundo a Dtr passa no seio nasal e tem uma bifurcação muito mínima, onde a agulha não chega para desvitalizar aqueles milímetros de raiz viva, sendo a única solução arrancar). Terei mesmo de arrancar?

    1. Cristina, considerando a situação (e a possibilidade de extração), acho que vale a avaliação de um dentista especialista em tratamento de canal (endodontista). Não sei se a sua dentista é endodontista mas, se não é, talvez ela mesma possa indicar um. Se o especialista não vir meio de tratar o canal adequadamente, deve ser caso para extração, mesmo.

  26. Bom dia Dra. Ana, fiz um tratamento de canal num molar direito inferior em 1996. Agora descobri que parte da raiz está cariada por conta de infiltraçao. Não sinto dor, o dentista quer extrair para colocar implante mais adiante. Existe alternativa à extração?
    Muito obrigado!

    1. Robert, depende da extensão dessa cárie. Se ela comprometer a estrutura da raiz, há indicação de extração, mesmo. Vale a avaliação do seu dentista a respeito.

  27. Fiz um canal no dente do fundo, e depois disso notei que estou tendo mau halito e um gosto amargo, que parece vir do dente que fez o canal, o dente esta fechadinho. O que pode ser?

  28. Eu fiz um tratamento de canal há um pouco mais de um mês, e 4 dias depois a massinha que o dentista colocou para tampar o buraco do dente afundou e rachou, e desde então eu continuo sentindo dor ao comer. E hoje a massinha quebrou ao meio e saiu um pedaço juntamente com algo que parece ser um algodão, que está vindo de dentro da minha gengiva. O que está acontecendo? O canal não deu certo?

    1. Maria Fernanda, pelo que entendi o dente não foi restaurado adequadamente, você ficou só com o curativo. E considerando que havia um algodão dentro do curativo e você relata dor, TALVEZ tenha sido feito só um curativo endodôntico (o dente foi aberto pra canal), e não um tratamento de canal completo. Então eu sugiro que você procure seu dentista ou pra terminar o canal e restaurar o dente, ou pra só restaurar o dente (se o canal estiver ok).

  29. Doutora Bom dia,

    Em 2014 fiz um tratamento de canal em um dente cariado, porem no final de 2015 a massinha do dente caiu e fiz uma restauração por cima, porem agora em março, 4 meses depois, minha restauração quebrou de novo e agora sinto bastante dor quando tomo algo muito gelado, e também sinto muita dor a noite… Pode ser cárie novamente?

    1. Silvia, pode ser cárie, sim… mas se o dente está sem restauração nenhuma, a dor certamente vem daí. Porém, você falou que tem tratamento de canal, e dentes com tratamento de canal não tem mais sensibilidade ao frio. Então eu acho que você está confundindo restauração com tratamento de canal. Procure seu dentista pra reavaliar.

  30. Boa noite, Dra Ana.
    Segunda vou a algum dentista. Mas estou muito preocupada com tal situação.
    Não sou uma mulher delicada ou medrosa. Pelo contrário. Bastante resistente. Mas fui a uma dentista porque a coroa que eu tinha há uns 7 anos soltou e revelou embaixo um restinga de dente todo estragado.
    Primeiro ela disse q ia tentar salvar e cortou a gengiva. Enquanto estava com o bisturi na minha boca o filho da mesma corria de um lado a outro no consultório. Por hora ela dizia. Me alcança “aquilo” fulaninho. Entrei em pânico. Achei a maior falta de profissionalismo.
    Por fim me disse. Ta realmente desmanchando. Não vale a pena deixar. Tinha 2 canais super bem tratados. Visível no raio x que eu já tinha.
    Voltei no outro dia para arrancar. 15 picadas aproxim. de anestesia depois e muito sofrimento durante duas horas. Arrancou. Deu pontos.
    Na ultima quarta fui tirar os pontos. Mais alguns minutos de sofrimento. E ela me disse. Engraçado. Dei pontos mas to vendo o osso.
    Conclusão. Está um buraco enorme e hiper sensível. Sinto muita dor. Passando a língua ou movimentando a bochecha já reage com uma dor latejante.
    Tem alguma idéia do que possa ter ocorrido?
    Agradeço muitíssimo.

    1. Ana, no ano de 2009 fiz um canal em um dente que a principio estava tudo bem. No ano de 2013 cai e quebrei 2 dentes, o dentista colocou um pino com “outro dente”, fiquei bastante tempo fazendo o tratamento desses 2 dentes, e finalmente no dia que acabou ele ia arrancar um dente meu que ainda era de leite, mas ai ele descobriu que esse dente não tinha raiz, por isso ele nunca ficou mole para arrancar, o que posso fazer com esse dente ???
      Hoje estava comendo chiclete e o canal de 2009 soltou a parte de cima, com isso revelou uma parte escura, mas não sinto dor alguma, nesse dente o que posso fazer para tirar essa parte escura ou posso simplesmente colocar um curativo??

        1. Ola, Drª! Fiz um tratamento de canal ha uns 7 anos, porém, ha alguns dias estava sentindo que a “definitiva” posta sobre o dente estava mole, hoje ela caiu por inteira. Sera que precisarei refazer o canal ou só colocar outra no lugar? (nao sinto nenhuma sensibilidade no dente)

          1. Rayssa, depende. Em princípio, seria o caso de fazer apenas uma nova prótese. Depende da avaliação do seu dentista.

  31. Boa tarde, fui ao dentista fazer um canal, mas depois dela começar a fazer disse que nao poderia ser feito o canal, pois ja havia sido feito um canal no dente, colocou um curativo e falou que eu tenho que colocar uma coroa! Porém nao me lembro de ter feito canal nesse dente! Mas essa informação confere: dente com canal nao pode fazer outro canal??
    Desde já obrigada!

    1. Não que não possa, Yza… mas se o canal já está tratado, por que tratar de novo? O retratamento de canal só é necessário quando há algum problema, o que parece que você não tem.

  32. Boa tarde, Drª!!! Ha uns 15 anos atrás fiz tratamento de canal e coloquei um bloco no molar superior. Só que nos últimos meses percebi que ele está bambo. Fui na dentista e ele tirou um raio X e verificou a princípio que teria que refazer o canal, pois se passava muito tempo. Mas verificando novamente o raio X, verificou que não seria necessário, mas falou que tinha uma nevoa escura na raiz que poderia ser uma cárie, mas que ela só saberia quando abrisse o dente e, se realmente for cárie, eu teria que fazer uma cirurgia na gengiva para tratar essa cárie. A minha dúvida é se realmente ela está correta. Pode dar cárie na raiz de dente que já foi tradado de canal? Me ilumine, pois estou morrendo de medo e já fiquei desconfiada. Fico no aguardo. Muito obrigada!!

    1. Maristela, pelo que entendi não se trata de cárie, mas de uma lesão peiapical, ou seja, uma rarefação óssea na pontinha da raiz do dente, o que revela uma infecção crônica (que está lá, “quietinha”). Como o tratamento de canal foi feito há vários anos, parece haver indicação de apicectomia, a cirurgia que a sua dentista propôs, que consiste na remoção direta dessa lesão, através da gengiva, associada ao retratamento de canal, se necessário. Então não há uma cárie na raiz, embora, dentes com tratamento de canal possam, sim, ter cárie na raiz. Mas pelo seu relato, a situação é essa que expliquei.

  33. Boa noite, Dra. Ana!!! Fiz um canal em um molar ha uns 4 anos atrás… a obturação caiu, então refiz! Porém caiu novamente e ficou aberto por um tempo… mas devido a mastigação acabou quebrando ao meio… foi então que perdi mais de 50% do dente e tive que fazer uma coroa (parece aluminio, não lembro o nome), mas antes mesmo de colocar, a dor que eu sentia na gengiva desde que fiz o canal foi aumentando cada vez mais… o dr. tirou um raio x e não identificou nada… faz quase dois anos que fiz esse procedimento… porém não estou suportando mais… a gengiva esta sempre roxa e dolorida e a parte esquerda no meu rosto sempre latejando… tenho a sensação que a gengiva pulsa o tempo todo! O que poderia ser Dra? Pois os especialistas daqui dizem nao ser nada! Obrigada.

    1. Erica, pela sua descrição o canal nunca foi tratado… e sim o dente restaurado, 2 vezes. Dessa forma, parece que agora pode haver indicação de tratamento de canal.

  34. Boa tarde! Eu fiz um tratamento de carie faz menos de 1 ano… mas estou sentindo sintomas da carie novamente… nao creio que minha higiene tenha sido ruim! O que pode ser isso?

        1. Se tem um buraco pode nem ser cárie, mas a restauração pode ter caído, por exemplo. Isso explicaria a sensibilidade, também. Procure seu dentista pra reavaliar.

  35. Olá Dra! Meu primeiro molar inferior tem uma enorme restauração (cerca de 80% da parte visível do dente) feita cerca de 10 anos atrás, onde na ocasião foi feito um canal e esta restauração, não sei se com resina ou porcelana. No ano novo uma parte desse dente quebrou e, mesmo sem sentir nenhuma dor, depois de 10 dias fui a uma dentista disponibilizada no meu local de trabalho. Ela examinou o dente, tirou um RX, viu que havia um pino (disse que esse tipo de pino nem é mais utilizado hoje em dia) e disse que na parte onde não havia restauração o dente estava cariado, e ali fez uma obturação. Ela aconselhou que eu fosse a um dentista especializado para examinar a situação do dente para que, provavelmente, fosse feita uma coroa. Depois disso colocou um curativo no local onde estava quebrado e estou com ele assim faz 4 dias. Gostaria de saber sua opinião a partir deste relato, se acredita que será necessário refazer todo o procedimento, se o pino que já existe poderia ser reaproveitado, se a indicação seria realmente a coroa total ou se há outra forma de tratar o dente. Notei que a parte do dente onde não há restauração está visivelmente mais escura. Desde já agradeço sua atenção.

    1. Natashia, partindo do princípio que a primeira restauração já representava 80% do dente, se há uma segunda restauração no mesmo dente… sobrou pouco dente. Dessa forma, há indicação de coroa sim, já havia há 10 anos, pelo seu relato. O pino, se estiver bem adaptado, pode ser reaproveitado, sim.

  36. Olá, Dra. Ana! Tudo bem? Retratei um canal mês passado com uma dentista e agora estou com outro dentista da mesma clínica para fazer o bloco metalocerâmico. Usei um provisório com pino (para auxiliar na fixação do bloco) e hoje ele colocou o pino definitivo. O bloco definitivo será colocado semana que vem. Contudo, ele não fez nenhuma assepsia antes de colocar o pino definitivo. Creio que tinha até saliva no local, pois eu estava de boca fechada antes dele pedir para abrir e cimentar o pino. Isto é correto? Estou com muito medo de dar algum problema no futuro por contaminação. Pode me orientar? Obrigada.

    1. Não é o ideal, Erika. Mas também não dá pra dizer que você terá algum prejuízo. Estando o canal bem tratado, ok.

  37. Boa noite, Dra.
    Há dois anos fiz tratamento endodôntico no segundo molar inferior esquerdo. Após um ano, o meu queixo começou a inchar e o dente ficou dolorido, então retratei o canal. Porém, agora, mesmo retratando o canal, o dente continua dolorido quando mastigo, venho percebendo mau hálito e o meu queixo continua inchado, já está com 8 meses, e já fui em 3 dentistas e eles dizem que não vale a pena retratar o canal de novo e só passam remédios para melhorar o inchaço (que por sinal ainda continua. Não é fístula na gengiva, é inchado no queixo mesmo). Devo extrair ou tem outra solução?
    Obrigada!!

    1. Jo, o que diz o dentista que fez o tratamento de canal? É importante a opinião dele, porque ele conhece o caso desde antes desse retratamento. Pode ser uma infecção resistente, pode haver indicação de retratamento, cirurgia paraendodôntica (apicectomia) e, até, extração. É importante ele reavaliar.

  38. Boa tarde dra. Ana,
    Por favor, estou com uma duvida, se puder responder agradeço.
    Fiz um canal há mais de 10 anos atras, durante esse periodo nunca senti dor. Recentemente, mordi muito forte um pedaço de carne com esse dente, desde entao começou a doer. E percebi que perto da gengiva está ligeiramente escuro também.
    Mesmo com a mordida forte, o dente com canal tratado pode causar dor?
    Obrigada Dra. Ana!

    1. Cristina, creio que a dor não vem do canal do dente, mas do periodonto, ou seja, os tecidos em volta do dente (gengiva e osso). Provavelmente é só por causa do trauma. Se o incômodo não diminuir com o passar dos dias, procure um dentista pra avaliar.

  39. Ola Dra!!
    Entao!! Eu estou com problema no dente; eu tratei ate 2008, que foi um tratamento canal, o dente voltou a piorar… eu procurei endodontista, atraves do raio x Dra viu mancha abaixo da raiz, este ano tratei o dente com ela que seria 4 canais, foi trabalho bem feito. Depois foi encaminhada fazer o núcleo e coroa com outro dentista, no entanto quando ele tirou o curativo pra fazer a moldagem e fez seus procedimentos… ai cheguei em casa o dente doeu e deu bolha, avisei ele; depois so voltei pra colocar núcleo e a coroa, so que o dente anda tendo mau cheio ordinário, principalmente quando vou dormir e acordo. Essa endodontista pediu que voltasse a ela e disse tudo a ela… pediu pra procurar o periodontista. Nao quero procurar, quero sua opinião????!!

    1. Danielle, o mau cheiro geralmente ocorre quando há algum lugar onde estão acumulando resíduos alimentares e você não está conseguindo higienizar direito… alguma “reentrância”, restauração mau adaptada, por baixo de uma coroa, etc.. Pode ser por um problema periodontal também, então seria bom, sim, fazer avaliação com um periodontista.

  40. Bom dia.

    Meu ultimo dente da parte inferior já foi feito uma obturação ha alguns anos. Eu uso aparelho, e esse dente fica ao lado do outro que tem o anel do aparelho.
    Esses dias ele começou a doer, estou achando que está estragado. Nesse caso eu teria que fazer um canal, ou uma nova obturação?
    Grata.

    1. Gisele, em princípio, uma nova restauração. Mas não dá pra ter certeza sem avaliar. Converse com o seu dentista.

  41. Olá Dra. Ana, parabéns pelo blog!
    No início deste ano quebrei o segundo molar inferior e a raiz foi atingida. Fiz tratamento de canal e, na metade da frente, foi colocado um bloco. De uns dias para cá passei a sentir uma espécie de coceira gengival, especificamente na gengiva da parte do dente que possui o bloco – não há pus e passar o fio dental alivia a coceira momentaneamente. O que pode ser isso?

  42. Boa tarde. Fiz um canal há 8 anos mais ou menos, e acho que foi bem feito, pois nunca mais senti nada nele. Só que o bloco está desgastando aos poucos. Gostaria de saber se existe a possibilidade de ter carie logo abaixo do bloco. É necessário fazer outro canal (se estiver com carie por baixo) ou colocar só outro bloco? Obrigado.

    1. Uelington, acho improvável que haja cárie por baixo do bloco, embora, possível, seja. Em proncípio, bastaria trocar o bloco, não há necessidade de retratar o canal.

  43. Olá Dra. Ana,

    Parabéns pelo site.

    Eu tratei o primeiro molar há 8 anos, fazendo o canal, que por sinal foi muito bem feito, onde foi retirado 60% do dente e colocada uma prótese onlay (desculpe-me se errei os termos técnicos).

    Acontece que, no último ano, a parte próxima a gengiva, da parte viva do dente tratado, começou a ficar levemente escura. Colocando uma lupa na região, pude ver que existia um pequeno furinho, como se, literalmente, a bactéria tivesse perfurado a parte viva desse dente e entrado por lá.

    Como estava indolor, eu não fui ao dentista, porém, nessa semana, começou a doer a parte da gengiva próxima a região, criando um processo infeccioso, com uma bolsa de coloração amarela, onde eu acredito que tenha pus.

    Depois de ler o seu tópico, acredito que uma cárie tenha infectado a parte viva do dente tratado pelo canal… sendo assim, você acha que eu vou ter que extrair esse dente, ou há a possibilidade de ser retirada a onlay, feita a limpeza, colocada uma nova e problema resolvido?

    Isso é comum? Uma outra dúvida, é que eu estou com um pequeno desconforto na amigdala do mesmo lado do dente inflamado… isso tem correlação ou é coisa da minha cabeça?

    Muito obrigado.

    1. Renan, se for um problema estritamente gengival, nem há necessidade de remover a onlay. E se o “buraquinho” não estiver em contato com a onlay, da mesma forma, talvez seja suficiente remover a cárie e restaurar apenas o local. Isso, em si, talvez já resolva o problema gengival, se essa for a causa. Não me parece caso pra extração, não. Creio que o desconforto na amígdala seja apenas coincidência. Procure um dentista pra avaliar.

  44. Boa tarde Dra. Ana
    “Fiz” uma desvitalização há 1 ano e meio (no 5º dente da arcada superior), contudo continuei sempre com um grande desconforto (pressão e sensibilidade ao quente, frio e até mesmo ao toque).

    Procurei outro profissional, para segunda opinião, onde se decidiu voltar a retratar, ou seja 2ª desvitalização (1 ano depois). No entanto o Dr. desvitalizou, mas deixou no dente um produto que já lá está há 4 meses com o intuito de eliminar quaisquer bactérias existentes (ainda não fechou de vez).

    Resultado: fiz rx e está tudo ok. A pressão e a sensibilidade ao quente e ao frio desapareceram, mas o desconforto ao toque e por vezes ao trincar ainda persistem. Para além do mais acabei de observar que mesmo por cima do dente tenho um buraco (subgengival), como se faltasse ali um pouco do dente e é mesmo ali que me está a fazer impressão.

    Dentro de uma semana o dentista irá fechar o dente de vez e estou um pouco preocupada, pois o desconforto é ainda grande.

    Será que pode dar-me a sua opinião, relativamente ao desconforto?

    Desde já muito obrigada.

    1. Daniela, certo desconforto é um sintoma comum, dada a situação, e esse desconforto pode durar algum tempo depois da finalização do tratamento de canal, até que os tecidos em volta da raiz do seu dente se recuperem.

  45. Dra. Ana, bom… fiz um tratamento de canal e já tem um tempo, e coloquei um bloco, so que ele caiu, e não voltei ao meu dentista pra colocar outro. Ai comecei a me tratar em outro dentista mais perto, e minha dentista disse que tenho que obturar esse dente, e eu queria saber se doi muito pra obturar o dente com o canal já tratado? E se precisa de anestesia? bjs

    1. Não dói nada, Maria. Dentes com canal tratado não tem mais qualquer sensibilidade, não precisa sem de anestesia. Pode ficar tranquila.

    1. Nâo, Sergio. Um pouco de mobilidade é comum logo após o tratamento de canal, pois os tecidos em volta do seu dente ainda estão se curando, há um processo inflamatório em curso. Essa mobilidade deve diminuir com o passar dos dias.

  46. Olá! No meu dente superior frontal fora realizado um canal há 20 anos. Hoje eu estou com uma infiltração no mesmo, pois fui a médicos diferentes e ambos dizem que devo fazer uma retratação do canal. Só que isso já vem me causando um edema com infecção se alastrando. Sou fumante há desde 1995. Eu decidi extrair o dente. Quais seriam os possíveis problemas após extração?

    1. Por você ser fumante? Se você não fumar no pós-operatório (pelo menos 2 semanas), as chances de infecção diminuem. E tenha em mente que se você extrair, será preciso usar algum tipo de prótese.

  47. Sinto uma dor de dente ha muito tempo. Ja fui em 3 dentistas e eles dizem q nao tem nada… q deve ser so sensibilidade. Porem a dor vem do nada… sem eu comer ou beber algo muito quente ou muito frio. O que pode ser??

    Fiz uma obturacao ha 3 semanas no dente da frente… na parte de tras. Porem com 1 semana o dente ficou muuuuuuito sensivel… e continua ate hoje. Ja comprei creme dental para dentes sensiveis mas nao to sentindo uma melhora. O que devo fazer????

    Aguardo respostas.

  48. Olá Dra, agradeço se me responder porque ja estou desesperado, achei interessante esse lugar para esclarecimento de duvidas, enfim, tive cárie em 1 dente perto do fundo na parte esquerda de cima… E ja fui ao Dentista ele fez a obturação e tava otimo, mas deu 5 meses e a obturação deu problema, voltei e fiz outra ano passado no final (2014), e ultimamente ando sentindo dores fortes no dente, a gengiva esta inchada e vermelha em volta desse dente, como botar um ponto final nisso ? Seria recomendado eu extrair ja que essa cárie é persistente e parece estar bem fundo, ou o canal… me ajuda a dar um ponto nisso pois não suporto mais sentir dor por causa dessa cárie, Obg Dra.

    1. Dennis, pode ser caso de tratamento de canal. Em princípio, não vejo necessidade de extração. É preciso avaliar. Converse com o seu dentista.

  49. Boa tarde, eu nunca tive carie nenhuma nos meus dentes e agora surgiu uma pintinha preta, eh um dente e doi as vezes, irei ter q fzr obturacao msm ou tem outra saida? E gostaria da sua opinião sobre dentista particular ou do postinho de saude, qual eh melhor?

  50. Dra. Ana fiz um canal no dente da frente a uns 8 anos atras e foi fechado, tudo ok.
    Nesse tempo so tratei de uma pequena carie nesse mesmo dente, e ha uns dias atras reparei numa manchinha branca que parece ser dentro do dente, nao é igual aquelas q fica no esmalte, o que pode ser? Devo ir urgente no dentista?

    1. Jean, não sei se entendi o que seria essa “manchinha branca dentro do dente”… é preciso avaliar. Procure um dentista pra avaliar.

  51. Boa tarde, Dra. Ana!
    Primeiramente, parabéns pelo blog e por sua dedicação em esclarecer todas as dúvidas. =D

    Fiz um tratamento de canal há mais ou menos 01 ano (no segundo molar inferior); após a conclusão do tratamento, saí do endodontista apenas com o curativo no dente para que eu pudesse providenciar a coroa em outro profissional. Porém, estava na fase final da faculdade (uma correria enorme) e com isso fui deixando o tempo passar… O curativo saiu e continuei alguns meses com o dente do canal aberto. Hoje procurei um profissional e após realizar um RX ele disse que meu dente precisará ser extraído, pois uma cárie atingiu uma parte crítica próxima ao canal, separando uma “raiz” da outra. Com toda sua experiência, a única solução diante do exposto seria essa? Há alguma outra alternativa?

    Obrigada!

    1. Fá, infelizmente há indicação de extração, mesmo. Por isso é que o dente, após tratado o canal, preciso ser restaurado o quanto antes.

  52. Olá, Dra. Ana! Parabéns pelo trabalho!
    Tive que tratar o canal do segundo molar direito por conta de uma restauração (profunda) que acabou se soltando. Na hora de refazer, durante a limpeza da área, o nervo foi atingido. Não tive inflamação, apenas senti dor na hora que meu canal foi atingido no consultório (bastante, pois trato meus dentes sem anestesia). Acabei procurando um especialista em endodontia (pois eu tratava meus dentes com um clínico geral) e fiz o tal canal com o famoso rotatório. Tratei as quatro raízes em uma consulta apenas e saí do consultório com o curativo. No dia seguinte ao tratamento, senti bastante dor na região da anestesia, principalmente, e se algum alimento acidentalmente tocasse o dente tratado doía bastante. Tive uma sensação estranha por muito tempo, como se meu dente estivesse “solto” na gengiva, como se fosse um corpo estranho, e sentia uma espécie de coceira na gengiva ao redor deste dente. Esta sensação foi diminuindo com o tempo, fiz a restauração 20 dias depois e creio que já se passaram 40 dias do meu tratamento, porém ainda sinto dor neste dente. Sinto desconforto durante a mastigação e sempre que “uso” este dente fico com bastante sensibilidade no dia seguinte. Sinceramente não gostei muito da restauração que foi feita, achei que as “pontas” do dente ficaram expostas, mas como é o primeiro canal que tratei fico sempre na dúvida do que é normal e o que não é. Pode haver algum problema com o tratamento de canal ou esta dor pode ser causada por uma sensibilidade mais “superficial” por uma possível restauração “mal feita”?

    Muito obrigada!

    1. Priscilla, acho improvável que a causa do desconforto seja a restauração, a não ser que ela tenha ficado “alta”. Aí seria preciso ajustá-la. Quanto ao canal, o incômodo que você sente pode ser apenas o processo inflamatório ainda se resolvendo, já que o tratamento ainda é relativamente recente.

  53. Dra. Ana, boa tarde.
    Fiz um canal ha menos de 1 ano, o dentista não colocou peça, somente fez uma resina, estava comendo 1 biscoito e o dente quebrou, isto é normal?
    Agora estou com o dente doendo, o que fazer?

    1. Cristiane, não diria que é normal… mas acontece, infelizmente. Procure seu dentista pra verificar a extensão da fratura, é provável que seja necessário restaurar com um bloco dessa vez.

  54. Olá, Dra. Ana! Tudo bem?

    Ha cerca de um ano tive que fazer um canal no segundo molar do arco inferior. Do oitavo mês após o canal até a atualidade, venho sentido dores na gengiva ao redor do respectivo dente e, além disso, percebo que também há muito acumulo de alimentos entre o dente do canal e o da frente, especificamente quando como carne.

    Fui ao consultório da médica responsável pelo canal, ela analisou e disse-me que talvez seria necessário fazer o canal novamente, pois eu poderia estar com uma infiltração. É aqui onde se encontra a minha dúvida: ela quer me cobrar o valor de 400 reais para refazer o canal!! Gostaria de saber se eu tenho a obrigação de pagar ou é ela que tem que fazer, haja visto a infiltração ter sido, na minha opinião, oriunda de um mal serviço feito por ela.

    Desde já, agradeço pela sua ajuda.
    Tenha um bom final de semana.

    1. Luiz, não dá pra dizer, pelo seu relato, que os sintomas que você tem são decorrentes de um tratamento de canal mal feito. Pode ser uma nova infecção, um problema gengival (e se há acúmulo de resíduos entre esse dente e o da frente, é uma possibildiade)… depende.

  55. Dra. Ana, seu blog ta de parabéns, sempre tiro minhas dúvidas aqui, estou fazendo uma tratamento ha mais ou menos um mês e meu dentista falou tudo que preciso fazer, ele restaurou um dente meu, a cárie era bem pequena, só que eu notei uma manchinha branca nele por fora. Se fosse alguma cárie ele teria me falado? Tenho essa manchinha branca em outros dentes, acho que tenho desde criança. Mas essa não tinha percebido ainda. O que pode ser?
    Muito obrigada por sempre responder.

    1. Maria, sem dúvida, se fosse cárie, seu dentista teria falado. Pode ser um defeitinho no esmalte, uma mancha, fluorose, etc.. Acho que você não precisa se preocupar.

  56. Dra. Ana, eu restaurei os dois molares superiores do lado esquerdo há duas semanas mais ou menos, e hoje fui novamente obturar o penultimo molar superior do outro lado, e os dois penultimos molares inferiores, em ambos lados. Isso tudo por causa de descuidos nas férias… enfim, fiz os 3 dentes sem precisar de anestesia, mas um doeu muito, senti uma dor fina, mas ela disse que não era profunda… ela mexeu muito nele, pareceu ter tirado toda a carie, mas quando eu cheguei em casa, eu percebi que no dente que eu mais senti dor, havia um pontinho branco quase imperceptível, mas tem. Isso pode ser uma carie que ela não tirou? E mais uma coisa, os outros dois dentes que ela obturou, ela também “raspou” bem eles, mas por fora eles parecem estar um pouco escuros, isso é normal? Ela pareceu ter limpado bem o dente, não acredito que não tirou toda a carie. Sobre o dente que mais doeu e ela esqueceu de tirar uma parte da carie, amanhã irei la novamente para ela verificar, se for tira-la pode doer muito e chegar a polpa? Está só um buraquinho branco com um pontinho muito pequeno preto e da pra perceber que por dentro não esta preto. Me ajuda, por favor. Nunca tive caries e quando tive agora, aos 14 anos, veio logo em 6 dentes. Estou apavorada, mas também vejo que isso acontece com muitas pessoas, isso me tranquiliza. Obrigada desde já!

    1. Heloiza, não acho que o pontinho seja cárie, me parece que sua dentista removeu a cárie toda. O escurecimento dos outros dentes pode ser pela formação de dentina reacionária, que é um tecido normal do dente, só que mais duro e escurecido, que deve estar por baixo da restauração causando esse efeito de escurecimento. Mas não é cárie.

  57. Olá Dra. Ana! Meu filho de apenas 11 anos de idade, correndo, caiu e sofreu um traumatismo dentário no elemento 21 com fratura coronária e radicular. O elemento encontra-se com H.C e esplintado, porém o Dentista que está nos atendendo não está muito confiante que esse dente será recuperado e, nos encaminhou para outro profissional que tem experiência com o MTA. Já agendei uma avaliação para esta semana e, gostaria de uma opinião da senhora com relação a este procedimento… será que meu filho vai conseguir ficar com este dente pelo menos até seus 18 anos ou até sua formação da arcada dentária? Desde já agradeço vossa atenção!

    1. Márcia, se a fratura é também radicular, infelizmente é pouco provável que seja possível manter esse dente. Mas vale qualquer tentativa nesse sentido.

  58. E no caso eu teria que colocar uma outra coroa? Fazer todo o procedimento novamente? Ou apenas o dentista poderia limpá-la e usá-la novamente?

    1. Depende. O mais provável é que essa coroa precise ser trocada, mas TALVEZ seja só o caso de recimentá-la. Converse com o seu dentista.

      1. Olá, Dra. Ana! Há de cerca de duas semanas minha dentista descobriu uma fissura no meu dente, 36. O tratamento sugerido foi a colocação de curativo – no canto entre o dente 36 e 37 – pelo período de 60 dias para avaliar a reação do dente. No local do curativo não sinto incômodo algum, entretanto sinto um pouco de “sensibilidade” em outra área, entre o 36 e 35, onde tive infiltração há um ano. A dentista disse que provavelmente terei de fazer canal, não importando o local onde pode haver nova fissura, pois o nervo do dente é um só. Isso está correto ou deveria ser aberto essa outra área do dente antes do prazo estipulado para a retirada o curativo?
        Desde já, agradeço pela atenção.

        1. Regy, vale a avaliação da sua dentista. Se ela julgar que é necessário “mexer” entre o 36 e o 35, ok. Se não, e o curativo entre o 36 e o 37 funcionar, não deve ser caso pra tratamento de canal.

  59. Olá doutora, boa tarde…
    Ano passado meu canino direito começou a ficar dolorido… fui ao dentista, que tirou raio x e me disse que havia uma obturação muito antiga, que estava muito próxima da raiz do dente, e isso poderia doer muito, seria necessário fazer um canal… como estava apenas dolorido, deixei pra la…
    mas ha uns 15 dias, a dor ficou muito forte e inchou meu rosto… fui ao dentista, que deu anestesia, fez punção e abriu o dente, disse que saiu muito pus, e a dor foi e continua muito forte desde então… e dói tudo, todo o lado direito do meu rosto… ele marcou retorno para terça feira, para começar o tratamento de canal… estou tomando vários remédios para dor, e banhando com água morna vinagre e sal… esta certo o tratamento? É normal o inchaço e a dor? Foi a primeira vez que entrei em seu site, e vi que responde a todos… poderia me tirar essas duvidas por favor? Desde já te agradeço e parabenizo pelo bonito trabalho que faz… Deus a abençoe e proteja sempre!

    1. Leonilda, se já havia pus no dente, é caso pra tratamento de canal, não tem jeito. Sim, considerando o abscesso, é normal a dor e o inchaço. Enquanto a dor está aguda, você deve tomar um analgésico sim, mas não vejo benefício algum em se fazer bochecho com água vinagre e sal.

  60. Doutora, há quase um ano atrás eu fiz um canal e coloquei coroa em um dente. Antes de colocar a coroa eu sentia um odor horrível vindo dele e depois de fazer o canal e colocar a coroa isso parou. Só que há uns dias eu senti ele novamente e quando fui olhar, minha coroa estava escura embaixo. O que pode ser?

    1. Giovanna, pode ser que haja infiltração por baixo da coroa, ou seja, ela não está mais tão bem adaptada e está juntando resíduos alimentares entre o início dela e a gengiva. Procure seu dentista pra avaliar.

  61. Dra. Tenho um dente com canal feito há alguns anos e agora ele esta com um desgaste dentro da gengiva, e causa mau cheiro até, a dentista me sugeriu ir acompanhando com radiografias a cada 4 a 6 meses. Então, gostaria de saber se é possível recuperar este dente e se for o caso de extrair, um implante pode ser colocado de imediato?

    1. Jackson, pela conduta da sua dentista, não acho que seja caso de extração. Então, creio ser possível recuperar esse dente, sim. Se fosse um caso de extração, em determinadas situações é possível fazer um implante imediato, mas não sempre. Cada caso é um caso.

  62. Ola! Estou com um dente tratado com canal, porém ele ficou muito feio depois do tratamento, digamos a restauração ficou feia, teria como deixar ela esteticamente melhor ou não pois já foi feito o canal neste dente. Foi um molar.

    E mais uma coisa, de quanto em quanto tempo devo trocar essas restaurações? Elas tiram a vida útil do meu dente? Desde já obrigado 🙂

    1. Luiz, se é um problema de cor, de forma, sim, sempre é possível melhorar. A duração das restaurações depende principalmente dos hábitos alimentares e de higiene do paciente, o que varia. A restauração, em si, não diminui a vida útil do dente, pelo contrário, a ideia é mantê-lo por mais tempo. Pra sempre, se possível. Uma restauração pode durar 1 ano, 2 anos, 5 anos…

  63. DRA. ANA, fiz um tratamento de canal numa sexta feira, no sábado não aguentava a dor, fui ao plantão e o médico mandou eu tirar um raiox do dente e mostrou q tinha estravasado o liquido q é usado pra matar a raiz do dente, então estou tomando anti-inflamatórios pra dor, a dentista q eu fui disse q terei q fazer uma cirurgia para remover este corpo estranho q esta causando a dor, pois eu extrai o dente achando q ia melhorar, mas nao resolveu, queria saber como é feito esse procedimento, e se tem algum risco pra pessoa tendo em vista q é um nervo, muito obrigada, gostei da sua linguagem porque a gente consegue entender, um abraço Marcia.

    1. Marcia, não sei se entendi bem o caso… se o dente foi extraído, o material extravasado deve ter sido “extraído” junto. A não ser que o processo inflamatório que o extravasamento causou tenha levado a algum tipo de lesão tecidual, e essa lesão precise ser removida agora. Se for esse o caso, não vejo grandes riscos, é questão de remover o tecido afetado, apenas.

  64. Olá Dra. Ana. Tenho uma coroa num dente, primeiro pré-molar, cujo canal, ou canais, foram tratados já por duas vezes. Quando a coroa foi colocada, há dois anos, comecei a sentir mau cheiro quando passava o fio dental (nessa ocasião lhe escrevi e sua resposta foi que deveria haver infiltração). Certíssimo. Voltei à dentista, insisti que havia infiltração, e então foi feita nova coroa e não tive mais problemas, até agora. Há uma semana comecei a sentir mau cheiro quando escovava os dentes, e ontem ao passar o fio dental o dente (coroa) caiu. Fui hoje à dentista e ela acha que pode haver alguma rachadura na raiz, pois quando mexe no dente sai mau cheiro e alguma secreção. Na segunda vou ver a endodontista, mas a dentista acha que vai precisar fazer implante. Agora estou com um provisório, mas gostaria de saber sua opinião, e que me desse idéia de preços de implante de um pré-molar. Obrigada pela ajuda.

    1. Neide, que pena! Se houver uma fratura, deve ser caso de extração, mesmo. Quanto a valores é complicado dizer alguma coisa, porque as váriaveis são muitas… o tipo do implante, se será carga imediata ou não, se haverá provisório (e de que tipo), de que material será feita a coroa definitiva, etc.. Só o implante (parafuso) pode custar mais de R$ 1.500,00, fora a coroa… mas é “chute”, como eu disse, varia muito.

        1. Não pense assim, Neide… primeiro faça a avaliação. Acontece muito das pessoas simplesmente desistirem de ir ao dentista porque “vai ser caro”, mas só dá pra saber quanto vai ser avaliando. E dá pra negociar, pagar em vezes, etc.. 🙂

  65. Ola,
    Uma duvida, moro em SP, tenho um dente atras desses maiores que esta quebrado em cima… isso tem uns 6 meses, estao nao mastigo com esse lado direito da boca por que machuca quando entra comida.

    Do espelho da pra ver que em cima mais atras esta um pouco aberto o dente, sera como esse tratamento do dente? Vai ser consertado ou canal algo assim? Ainda nao fui ao dentista… e tem ideia de preços?

    E do lado direito as vezes sinto desconforto nos dentes, tipo choque quando como algo doce, exemplo Choquito… por que isso? Como resolve?

    Obrigado.

    1. Romario, pode ser que uma restauração resolva, mas dependendo do tamanho da cárie que “abriu” o dente, será preciso tratamento de canal, sim. Você precisa procurar um dentista pra avaliar, porque cada caso é um caso.

  66. Oii doutora, fiz um canal ha 3 anos já, mas ate então a dentista quebrou meu dente, mas e ela fechou tao estranho, ele ficou um dente muito feio. E ele da umas doidinhas, uns desconfortos digamos assim, isto é certo?

    1. Léia, depois de 3 anos não deveria mais haver desconforto. Sugiro que você procure sua dentista pra reavaliar. Quanto ao formato do seu dente, a restauração pode ser feita de forma que fique mais esteticamente agradável. Converse com a sua dentista.

  67. Boa noite Dra., gostaria de saber se um dente já restaurado vir a ter carie novamente, qual seria o tratamento? Obrigado desde já, abraços.

    1. O mesmo, José: remover a cárie e restaurar o dente. Se a cárie for perto ou junto da restauração anteriore, remove-se ela, a cárie, e restaura-se de volta. Se for em outro local do dente, remove-se apenas a cárie e restaura-se o dente.

  68. Oi Dra., eu tenho algumas duvidas, 1. um dente restaurado pode ter carie, e qual seria o tratamento se isso acontecesse… 2. dente começou a doer e depois quebrou, so sobrou um pedacinho, qual seria o tratamento?

    1. Ludmila, sim, um dente restaurado por ter cárie como qualquer outro. Claro que a restauração não fica cariada, mas em volta dela e em qualquer outra parte do dente pode haver cárie. Se quebrou só um pedacinho do dente, basta restaurá-lo.

  69. Olá, Ana!

    Primeiramente gostaria de lhe parabenizar pela ajuda que nos dá.

    Estou tratando um canal no primeiro molar, mas durante o tempo em que estive com o curativo quebrou duas partes do dente, que ficam do lado da língua.

    O endodontista me disse que o correto seria colocar uma coroa, mas no momento não posso. Então, conversei com outra dentista que disse que podemos tentar restaurar, mas que a função mastigatória do dente não voltaria, apenas a estética.

    Você acha que por algum tempo posso ir levando com a restauração em resina? Sendo que um lado do dente já está perdido, ou a restauração fica fácil de cair?

    O curativo ficou há algum tempo no dente assim e não caiu nenhuma vez.

    Agradeço a atenção.

    1. Ali, quando um dente precisa ser restaurado, é preciso obedecer algumas regras pra garantir que a restauração ocorra com sucesso. Quando há indicação de coroa mas se faz uma restauração direta, a chance da restauração cair ou, pior, do dente se quebrar pela falta de resistência do conjunto dente + restauração, é grande. Compreendo a questão financeira, mas fazer a restauração direta é um risco. Pode durar um tempo sim, mas pode levar a consequências mais sérias, também. O ideal, ao meu ver, é fazer uma coroa de material mais barato, já com pino.

  70. Dra. bom dia,

    O dente restaurado se não feita a higienização corretamente pode ter um canal futuramente?

    A restauração caiu e foi necessário fazer um canal, infelizmente era pra ser feito antes esse procedimento, mas foi feito uma restauração em vez do canal. OBS: as vezes sentia dores finas, mas não incomodava.

    Ha como o dentista identificar se é necessário fazer um canal apenas na consulta ou precisa de um exame especifico?

    Como eu posso identificar por sintomas se é preciso um canal? E canal quando mais profundo, é necessário exame?

    Quais os exames que a senhora recomenda fazer sempre para saber se está tudo em ordem ?

    =) esse blog tem sido uma valvula de escape para minhas dúvidas que não foram poucas, rsrs e também sinto um alívio em ouvir as explicações tão claras e que orientam como aconteceu, o que é melhor a ser feito… só tenho a agradecer e desejo tudo de bom pra senhora Dra, Deus continue te abençoe e dando sabedoria infinitamente para continuar sua obra que é muita bela e ajuda a muitos…

    1. Viviane, obrigada. Fico feliz em ajudar. 🙂 Vamos lá:

      1. Sim, um dente restaurado pode ter necessidade de tratamento de canal no futuro.

      2. O decisão pelo tratamento de caal depende do diagnóstico, e o diagnóstico engloba exame clínico (teste térmico, sondagem), sintomas do paciente (se dói, quando dói, como dói, se a dor é espontânea ou apenas provocada / à mastigação), exames de imagem (radiografia), etc..

      3. Quem tem conhecimento pra identificar isso é o dentista, mas 2 sinais que podem indicar necessidade de tratamento de canal são: dor espontânea e o dente doer mais com alimentos / bebidas quentes (às vezes até a dor aliviar com o frio), sinal de necrose do “nervo” do dente. Não existe “canal mais profundo”, se a cárie chegou no canal, é preciso tratar.

      4. É essencial ir ao dentista pelo menos 1 vez por ano. Se o dentista achar necessário, pode pedir uma radiografia panorâmica, por exemplo, pra fazer uma avaliação mais criteriosa.

  71. Olá doutora,

    Há um ano atrás fiz um tratamento de canal e precisei fazer um bloco. Essa semana, comendo um biscoito senti o bloco descolando, ficou um buraco imenso e o bloco saiu inteiro, há possibilidade de começar a doer novamente esse dente tratado? Será q tem como usar esse mesmo bloco e colar novamente? Melhor arrancar logo esse dente já q o bloco durou tão pouco???

    1. Ana, como o dente tem canal tradado, não deve doer. Mas não dá pra deixá-lo assim, sem a restauração apropriada ele vai começar a juntar resíduos alimentares, pode fraturar, pode haver gengivite, etc.. Não, não há razão pra extração… se não der pra recimentar o mesmo blobo, ou faz-se outro ou faz-se uma coroa completa de uma vez.

  72. Doutora, tenho um canal tratado no incisivo lateral direito superior há 24 anos. Meu dente quebrou e descobri uma área radiolúcida no final da raíz, que classificaram como imagem compatível com lesão coronária. Não sinto dor alguma. Meu dentista me aconselhou a não mexer no dente pois o canal foi feita há muitos anos e está assintomático. Sugeriu só acompanhar. Estou fazendo isso mas estou preocupada… O que a senhora me aconselha neste caso?

    1. Carla, certamente é algo crônico que, realmente, não deve incomodar você. Mas via de regra, o protocolo é fazer uma apicectomia, que é uma pequena cirurgia que remove a pontinha da raiz do dente e, claro, a infecção junto com ela. Sugiro a avaliação de um endodontista (dentista especialista em tratamento de canal).

  73. Boa noite, Dra.!
    Estou na primeira etapa de um tratamento de canal, tenho os dentes meio pra frente, não só superficialmente, na raiz tbm.
    Estou fazendo esse procedimento no dente 35, tomei anestesia, e foi super tranquilo mexer nessa primeira etapa, ela me relatou que minha raiz tem formato de *perninha de bailarina*, ela fez mta pressão no dente com aquelas agulhas com voltinhas, mas mta mesmo, tirava, colocava, ia no fundo da raiz e voltava, agora que ela colocou o curativo, está doendo demais! Não consigo nem encostar os dentes de cima nesse de baixo, isso é normal? Desde já agradeço.

    1. Izabella, não que seja uma regra, mas pode acontecer do dente ficar dolorido durante o tratamento de canal.

  74. Dra, uma das minhas obturações caiu. Fui ao dentista e ele fez outra com platina, e disse que era só uma tentativa, pois foi só para tampar o buraco. Ele disse que preciso fazer um canal.

    1. Jalmira, então, assim que der, faça o tratamento de canal, pra evitar que você acabe tendo dor nesse dente.

  75. Boa noite, Doutora Ana.
    Estou aqui porque fiz uma obturação ha mais ou menos 1 ano. Só que agora meu dente tinha criado tipo um bolso que estourou e fechou, agora ele fica enchendo e quando aperto sai um liquido, com um certo odor. Gostaria de saber o que esta acontecendo. O que devo fazer?

    1. Paulo, sua descrição parece de um abscesso, uma coleção de pus dentro da gengiva. É preciso identificar a causa fa infecção, que pode ser tanto a própria gengiva quanto o canal de um dente (possivelmente esse dente sobre o qual você fala). Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  76. Dra., faço uso de ponte fixa em toda parte superior, para isso tive que fazer 7 canais… Agora depois de 15 anos a dentista pediu RX e disse que preciso retratar 5 desses canais, só que todos tem pinos que sustentam a ponte…
    Como são retirados esses pinos? DOI?

    1. Mônica, basicamente “puxando” eles, usando ultrassom pra remover o cimento e, até, realizando desgastes. Não é algo muito simples, mas não diria que é doloroso, até porque seus dentes já não são mais vitais.

  77. Boa noite Dra.,
    Faz pouco tempo eu fiz uma obturação em um dente e o dentista falou que estava tudo certo, mas agora começou a doer muito os dentes de baixo, so que não aparece nenhuma mancha preta ou buraco em nenhum deles, o que pode ser?

  78. Dra., fui fazer uma avaliação de rotina e acharam dois pontos de cárie, um em cima do outro, restaurei, agora sinto dor ao mastigar neste local, já voltei 2 x sem solução, não tenho dor nem sensibilidade de quente e frio, já gastou um pouco a restauração e parece que amenizou, mas se o alimento vai bem neste dente direto sinto dor, me ajude no que fazer, obrigada.

    1. Daniela, essa sensibilidade pode ser considerada “normal” durante até 30 dias após a confecção de uma restauração. Se o problema persistir mais que isso, seu dentista vai precisar reavaliar pra ver o que está acontecendo.

  79. Boa tarde,

    Fiz um tratamento de canal, apos cinco meses a gengiva proxima inchou, voltei ao dentista e ele disse q cariou e eu teria que extrair o dente, perdendo o canal pago e implantar outro, pergunto, cariou porque o dentista nao limpou. Se ia dar problema por que ele nao orientou a extraçao e implante antes? Muito obrigada.

    1. Adriana, o dente não cariou porque o dentista não limpou… o tratamento de canal não causa cárie. Um dente com canal tratado pode cariar como qualquer outro, então, se ele cariou, foi por algum problema de higienização da sua parte. O dentista não tem como prever isso, não tem como saber que “vai dar problema”.

  80. Ola, fiz um tratamento de canal ha uns 4 anos e agora esse dente esta começando a doer! Tentei dar uma olhada e vi que ele esta meio pretinho perto da gengiva, o que pode ser?! Estou sentindo mta dor! Obrigada!

    1. Pode ser uma infecção resistente, Camila. Ou um problema periodontal (na gengiva), depende. Procure seu dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  81. Dra., por favor me ajude, tenho um tratamento de canal para fazer no dente 46. Já iniciou a 1a etapa, onde o dentista do sus tirou raio x e aplicou remédio para matar bactérias. Mas tenho dúvidas se faço o canal ou extraio, porque fiquei adiando durante 3 anos, por medo, e acredito que não vai dar certo, embora ele tenha dito que sim depois de ver o raio X que ele mesmo mal conseguia enxergar. Meu dente não dói, só quando mexe nele. O que eu faço ?

    1. Tereza, se há indicação de tratamento de canal, não há vantagem em extrair, pelo contrário. Nada no seu relato me faz pensar que “não vai dar certo”. Extrair significa que você vai precisar de prótese.

  82. Oi, bom dia. Fiz canal em um dente, no final do ano passado. Esse dente nao doia, tinha uma restauração e de repente começou a inchar, fiquei com a bochecha enorme, fui ao dentista e ele me disse que tinha que fazer canal pq esse dente estava com uma inflamação e estava solto (mole), porque a infecção tinha atingido todo o entorno do dente, ele mexia como dente de leite. Fiquei fazendo o tratamento de canal por mais ou menos uns quatro meses, entao o canal foi fechado. Mas acontece que no lugar onde havia a inflamação criou-se um caroço bem pequeno, e ela disse que nao teria problema. Mas ainda sinto isso me incomodar, tenho medo que isso se agrave mais pra frente. O que devo fazer? Ela disse que só preciso acompanhar. Corro algum risco?

    1. Diana, o “caroço” provavelmente é consequência do processo inflamatório, que aos poucos vai se resolvendo. Em princípio, tudo ok, ele deve ir diminuindo aos poucos.

  83. Boa tarde Doutora,

    Fiz um tratamento de canal no segundo pre-molar superior esquerdo e agora preciso colocar uma peça. Alguns dentistas me recomendaram colocar ceromero e outros porcelana, e eu nao sei por qual de decidir.
    Outro problema é que ha uma variação enorme dos preços cobrados.
    Uma das dentistas cobra 700 reais pela peça de ceromero e 1400 pela porcelana.
    A outra cobra 450 pelo ceromero e 700 pela porcelana, e ainda me disse que nao há variaçao de qualidade na porcelana.
    Nao conheço nenhuma das duas dentistas, pois vou realizar o tratamento em uma cidade diferente da minha.
    Poderia me dizer o preço medio dessas peças e tbm se realmente nao ha variacao de qualidade na peça de porcelana?
    Tbm gostaria de saber se sao procedimentos dificeis de serem realizados, o que jusficaria a variaçao de preço.
    Muito obrigada.

    1. Mi, é justamente essa variação enorme de valores que me impede de falar em “média de preço”. As variáveis são muitas… depende do laboratório de prótese que vai fazer as peças, do material utilizado (“cerômero” e “porcelana” são termos genéricos, existem tipos e tipos), do fato dos dentista serem especialistas ou não, da região em que ficam os consultórios, etc.. Via de regra não é um procedimento muito complicado, embora meticuloso.

  84. Eu fiz uma restauração tem menos de 24 hrs, esta otima, so que quando vou mastigar nesse dente após a mastigação sinto uma dorzinha, e normal?

    1. Pode ser que seja “normal” sim, Andrielly… talvez seja apenas um desconforto pós-restauração, o que não é incomum. Se persistir mais alguns dias, procure seu dentista pra reavaliar.

  85. Boa noite, Dra. Ana.

    Em Outubro de 2014 fiz um tratamento de canal, e precisava fazer um levantamento de coroa após o tratamento, mas não fiz esse levantamento. No início do ano a restauração caiu e está um buraco enorme no meu dente, ele está quebrado e está com uma coloração bem escura no interior. Gostaria de saber o que posso fazer? Essa coloração significa alguma coisa?
    Desde já agradeço a sua atenção.

    1. Taynara, esse escurecimento pode ser cárie ou apenas dentina reacional, que é o tecido normal do dente, só que mais “duro”, pois frente a agentes agressores o dente defende o seu “nervo” formando esse tecido mais escuro. Você precisa procurar um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  86. Doutora, é um especialista em endo que fez o retratamento de canal, sendo q o primeiro canal não foi válido por carência de material obturador, agora ta tudo certo, não tem lesão nenhuma, fiz RX e tudo ele disse como especialista em endo que se não desse certo dessa vez o retratamento, só extração mesmo, mas se não tem lesão porque sera essa dor quando aperta? Lembrando, só DOI apertando ele *** então antes de arrancar ele pediu uma tomografia p tirar a dúvida, mas ele disse que o 3 retratamento rompeu a raiz e nao ha razão p isso, o problema é a lesão, não tem isso, é coisa absurda, to nervosa, nem ele sabe o motivo, tenho DTM, sera q influência ??! Oh Deus to tão nervosa 🙁

    1. Queria dar uma resposta que satisfizesse você, Priscila… mas se nem seu dentista, que é especialista, sabe a razão da dor… imagine eu. Parece ser uma infecção resistente, mesmo. Mas se a dor é só ao apertar, talvez seja o caso de continuar aguardando pra ver como o seu dente vai se comportar nos próximos meses.

  87. Olá Doutora, a Sra. é muito atenciosa

    Gostaria de tirar outra duvida, fiz um tratamento de canal há uns seis anos em um dente, só que no momento está com uma carie profunda do lado, como se tivesse rachado e com infiltração. Não sentia nada nele, mas de uns dias pra cá venho sentindo uma dorzinha latejante. Minha dentista se dispos a tirar a carie, tirar a massinha e passar remedio e so depois fechar, é isso mesmo ou terei que retratar o canal? Estou com medo pq tenho hipertiroidismo e não quero tomar a anestesia.

    1. Cíntia, se a cárie não está em contato com o canal, seria suficiente removê-la e restaurar o dente, sem necessidade de mexer no canal. Quanto ao hipertireoidismo: se ele estiver controlado, você passa a ser vista como uma paciente normal. O problema com relação à anestesia está numa substância chamada “vasoconstritor”, mas só se as suas taxas hormonais não estiverem normais.

  88. Ola, fiz o retratamento de canal agora em novembro por motivos q doia, ainda faltou material ortodôntico dentro, ai agora faz 3 meses desse retratamento e ainda DOI quando aperto ele, o próprio dentista falou q se esse não desse certo só extração mesmo, fiz raio x, nao mostra lesão, não mostra problema, é o dente 17, como já arranquei o da parte inferior, sera q DOI por não ter o outro embaixo para apoia-lo ?!! Ou sera q não tive sorte e vou ter q arrancar mesmo, to tao nervosa doutora, vivo no ibuprofeno e paracetamol, mesmo assim não resolve !!! Lembrando, só DOI ao apertar ele, caso contrário não, me de sua opinião por favor 🙁 obgdu

    1. Priscila, parece ser uma infecção resistente. Mas antes de decidir por algo mais drástico (a extração), seria bom a avaliação de um dentista especialista em endodontia (tratamento de canal), se o seu dentista já não for especialista na área. Se o especialista achar inviável retratar ou não indicar outro procedimento, aí seria caso para extração mesmo, infelizmente.

  89. Ei, eu tenho canal, e eu me descuidei um tempo pra ca e peguei carie (eu acho) no lado do canal, é possivel tratar ele como se fosse em 1 dente normal?

    1. Sim Fernando, se o canal estiver ok não é necessário mexer nele, apenas remover a cárie e restaurar o dente, normalmente.

  90. Obrigada dra. Ana pela agilidade na resposta. Passei por 2 dentistas, um diagnosticou q a carie é profunda e so implante. O outro deu a esperanca de salvar a raiz. Claro que gostaria de salvar, mas tenho receio de ser uma medida q dure pouco tempo e logo logo nao escape do implante. Por outro lado, como sou nova, fico c medo de futuramente o implante me causar algum problema, inclusive estetico. Como a senhora avalia isso?

    1. Amanda, se você confia no julgamento do dentista que vê ser possível manter o dente, ótimo. Porque o ideal, sempre que possível, é manter o dente. Se você acha que ele está sendo muito otimista, pode optar pela extração. É algo difícil de avaliar apenas com base na sua descrição, porque cada dentista vai enxergar o caso de uma forma própria, ainda mais em casos com situações limítrofes como o seu.

  91. Boa noite dr Ana. Tenho um dente com canal e coroa total. Bati uma radiografia recentemente e foi detectado uma carie na raiz. Gostaria de saber se tem como recuperar ou so implante ?

    1. Depende da profundidade da cárie, Amanda. Se for no começo da raiz, provavelmente é possível restaurar, embora possa ser necessária uma pequena cirurgia gengival pra expor a cavidade. Se for mais profunda, pode estar indicada a extração… e aí, só prótese (implante, fixa ou removível).

  92. Ola. Meu dente esta doendo, tinha uma massinha mas ela quebrou um pouco quando eu estava almoçando. Faz um tempo ja que isso aconteceu. Olhei no espelho e parece que minha gengiva esta inflamada. Acho que é uma infiltração.
    Dra. O que devo fazer? E se eu demorar para trata-lo essa inflamação pode piorar?
    Obrigado!!!

  93. Oi Dra. Ana. Bom dia! Há um ano atrás fiz um tratamento de canal; aproximadamente no começo de 2014. O dentista disse que eu teria de colocar um pino. Mas na epoca, por problemas financeiros, não foi possível colocar o pino. Então, o dentista me sugeriu fazer uma obturação provisoria. Ele fechou meu dente com uma massinha branca. Porém não colocou pino. O dentista me disse que depois de uns 6 meses eu deveria voltar ao consultlrio para ver como estava meu dente. O tempo passou, e eu não voltei a clinica. Agora, no mês passado, começo de janeiro, um pedaço da massinha quebrou. Até então não sentia nada… mas ja faz duas semanas que essa massinha da obturação quebrou. E agora quando como ou bebo alguma coisa, parece que está entrando residuos de comida dentro do dente. Ele está doendo um pouco. Não é aquele tipo de dor que estamos acostumados, é uma dor mais leve e diferente. Acho que é por que fiz o canal e esse dente já não possui mais nervo.
    Dra. Ana. Preciso da sua ajuda, pois não sei se vou precisar extrair o dente, ou fazer outra obturação.
    Rs
    Espero sua resposta.
    Abraços

    1. Widson, me parece que a solução é retomar de onde você parou: fazer o pino e a coroa. Antes, é preciso avaliar se o tratamento de canal está ok… se estiver, ótimo, é só fazer o pino e a coroa. Não acho que seja caso para extração.

    1. Suelen, procure um dentista pra avaliar, identificar a causa da dor e tratar de acordo. Pode ser necessária uma restauração, um tratamento de canal… depende.

  94. Olá Ana, obrigada pela sua paciência. Eu fiz canal 15 anos atrás, e embora tenha agüentado muito tempo sempre teve um pequeno buraco que foi crescendo até hoje que já enfio palito, lingua, amendoim. Fui no dentista, tirou raio x e falou que teria que fazer tudo de novo, inclusive o pino porque a carie comeu.
    O tratamento é caro demais e eu estou na dúvida de fazer de novo, porque ao ter menos dente meu a coroa ficaria muito em cima da gengiva, e daria problemas novamente. A outra dúvida é tirar, extrair o dente. Fiquei lendo sobre os problemas sobretudo imunologicos que trazem os canais. Não sei, a outra alternativa (mas pelo que li aqui no site não da certo) é fazer um curativo com protese provisória e ver o que acontece.
    A última dúvida, dá para fazer em grávida qualquer um dos procedimentos? Obrigada.

    1. Raissa, o fato da coroa ficar rente à gengiva não é um problema em si, pelo contrário, pode ser até desejável. Há um protocolo técnico de confecção para coroas, o dentista vai segui-lo de forma a não causar nenhum problema nem pra sua gengiva, nem pra prótese, em si. Não sei o que você leu sobre os aspectos imunológicos do tratamento de canal, mas olha, o que tem de BESTEIRA na Internet nesse sentido não é pouco. O tratamento de canal não causa infecções ou colabora pra que elas se espalhem pelo organismo, pelo contrário, ele elimina a infecção, e isso de forma cientificamente comprovada. Qualquer coisa além disso é especulação.

      Eu acho que, se seu dentista julga possível refazer pino e coroa, ok. Se não der ou ele achar duvidoso, parte-se pra extração e outro tipo de prótese. Procedimentos de prótese geralmente podem ser feitos em gestantes, sem restrição.

  95. Dra. Ana, meus penultimos dentes (nao sei se nasceram os sisos) foram vedados e logo abaixo deles ha um traço escuro que acompanha as ramificações do meu dente, estou com medo de ser um carie ;(

    1. Pode ser cárie ou apenas pigmentação de sulco (as regiões que você descreve), mas não dá pra ter certeza só com base no seu relato. É preciso que um dentista avalie você clinicamente.

  96. Olá, parabéns pelo blog.

    Gostaria de tirar uma dúvida.
    Tinha uma coroa com pino no penultimo dente e essa soltou, quando fui no dentista ele tirou RX e falou que perdi o dente que não tem como colocar mais a peça, pq as raizes se separaram e vou ter que fazer um implante. Esta informação é verdadeira? Obrigada.

    1. Val, se as raízes do seu dente se separaram, realmente não há muito o que fazer. Há indicação de extração.

  97. Dra. Ana,
    Gostaria de tirar um dúvida, tinha uma peça no meu ultimo dente e esse não tem canal, essa peça soltou e procurei um profissional, ele me relatou que tenho que fazer canal para colocar uma nova peça porque a raiz esta muito profunda. Essa informação procede?
    Obrigada.

    1. Erika, provavelmente procede. Não temos razão pra duvidar. Provavelmente seu dentista tem receio de que, pela proximidade do preparo (desgaste) no dente com o canal dele, seu dente venha a doer depois da peça cimentada, e aí você vai ter prejuízo, pois a remoção da coroa pra tratar o canal nem sempre é possível sem danos a ela.

  98. Prezada Dra. por favor me tire uma dúvida.
    Há cerca de 10 anos fiz um canal e recentemente fui a um dentista e ele me falou que esse canal que eu fiz está com um cisto, fez até um raio X.
    Porém, eu não sinto nenhuma dor, fui nesse dentista fazer uma limpeza e ele descobriu esse cisto.
    A senhora acha perigoso esse cisto? Pode virar cancer? Tenho que tratar logo?
    Desde já grato.

    1. Vinicius, se a causa do cisto é inflamatória / infecciosa, não tem nada a ver com câncer. Provavelmente é algo crônico, que já existia na época do tratamento de canal e que não foi eliminado mesmo com o tratamento. Sim, o ideal é remover isso, pois representa um foco de infecção no seu organismo. Pra isso, será preciso ou uma cirurgia (apicectomia) pra fazer a remoção de forma direta, ou o retratamento de canal. Converse com o seu dentista.

  99. Olá Dra. Ana.
    Gostaria de saber quais as possíveis complicações num dente desvitalizado. Tenho lido que há a possibilidade do dente se partir com alguma facilidade, é verdade?

    1. Ana, um dente com tratamento de canal só é mais frágil que qualquer outro dente quando não está restaurado de forma apropriada. Fora isso, a resistência dele é comparável a de outros dentes restaurados. Ele não é mais frágil, necessariamente, por ter o canal tratado.

  100. Olá Dra. Ana, queria saber se pode haver carie um dente que já foi feito canal (de porcelana)? Pois estou sentindo um relevo como se fosse aquele negocio amarelo da pipoca, mas nao sai e é meio cinza, nao preto, parecendo carie e apareceu do nada, parece que vou até conseguir tirar com a lingua mas nao sai de jeito nenhum, o que pode ser?

    1. Ruan, um dente com canal tratado pode, sim, ficar cariado. Se ele tiver um bloco de porcelana, toda a parte do dente que não for bloco, pode ficar cariada. Já se for uma coroa de porcelana, a chance diminui, porque a coroa inteira do dente é uma prótese, e prótese, claro, não ficam cariadas. Uma possibilidade é que haja alguma desadaptação da coroa, próxima à gengiva, expondo a raiz do dente… aí sim, a raiz do dente pode ficar cariada. Portanto, você precisa procurar um dentista pra avaliar e ver qual é o caso.

  101. Boa tarde. Estou com uma dúvida enorme. Fiz um tratamento de canal há dois anos mas deixei apenas com o curativo pois perdi o emprego e não pude continuar o tratamento. No início do ano parte do curativo caiu. Não mastigava no lado deste dente e mantinha sempre muito bem escovado. Fui a uma dentista alguns meses atrás e ela disse que o dente estava com uma cárie e que a parte da raiz tinha se dividido (não houve quebra, ela disse que a parte que unia as raízes não existia mais) e que eu teria que extrair. Morro de medo de dentista e não tenho condições financeiras de fazer um implante, por isso procurei outra dentista que olhou uma panorâmica que eu havia feito e disse que não seria necessário extrair, fez a limpeza, retirou a cárie e colocou um curativo até a chegada do bloco (que ela disse ser necessário). Ontem quando ela retirou o curativo senti um odor muito forte e desagradável, cheiro de estragado mesmo, questionei e ela disse ser assim mesmo, lavou, secou e colocou o bloco, hoje estou sentindo uma dor insuportável, latejante, uma espécie de pressão e quando fecho a boca a dor fica mais intensa, não consigo nem comer porque mastigar está impossível. Isso é normal? Estou com medo de procurar outro dentista e ficar sem o dente ou de ir na mesma e piorar a situação. Se for normal, por quanto tempo ainda pode doer assim? Está insuportável, e a impressão é que a cada hora a dor piora…

    1. Dé, certamente não é normal. Procure sua dentista pra reavaliar. Sem querer polemizar, é muito estranho que a primeira dentista tenha diagnosticado uma destruição tecidual tão grande ao ponto de separar as raízes do seu dente – o que SIM, é indicação de extração – e outra dentista julgou possível fazer o bloco. Um dente com canal tratado há tanto tempo não deveria doer assim com a colocação de um bloco.

  102. Olá… Eu fiz uma retirada de uma carie no ultimo dente do lado esquerdo faz uns 2 anos e conforme o tempo a massinha saiu e faz um bom tempo, ultimamente ta doendo muito, o que devo fazer??

    1. Luis, procure um dentista pra avaliar. Pode ser que apenas restaurar o dente resolva o problema, mas pode ser, também, que já seja problema de canal (considerando que faz tempo que a “massinha” se desprendeu).

  103. Dra. ANA, eu já fiz duas etapas do canal, a segunda foi dia 03/12/14, só falta colocar os “ferrinhos” no dente e fazer a obturação e restauração do dente, eu vou começar a trabalhar dia 08/12/14, eu posso fazer essas duas etapas em um dia só ? Que no caso vai ser no sabado, dia 06/12/14.

    1. Rodrigues, em tese, pode. Tudo vai depender da dificuldade do procedimento e da disponibilidade do seu dentista.

  104. Doutora, queria tirar uma duvida, fiz um canal e depois que passou o efeito da anestesia minha gengiva ficou roxa e criou tipo uma afta. Estou preocupado com isso, é normal ?

    1. Não diria que é normal, Jonathas… provavelmente, a anestesia foi aplicada meio rápido, por isso essa reação local. Mas não deve ter maiores consequências, o problema deve se resolver espontaneamente.

  105. Olá Ana, tudo bem? Na sexta-feira a noite tive uma dor de dente muito forte que não passava por nada, nem com o uso de analgésicos. No sábado pela manhã procurei o dentista e descobri que havia uma cárie debaixo de uma restauração antiga que causou a necrose dos nervos do dente. A dentista abriu o dente, limpou e fez um curativo e receitou um anti-inflamatório. Depois de 24 horas a dor ainda não passou. Isso é normal?

    1. Fernanda, enquanto o canal do seu dente não for tratado, a possibilidade de dor persiste. Portanto, assim que der, faça o tratamento de canal, pra não ter mais problemas.

  106. Boa noite, Doutora Ana Tokus.
    Sei que essa publicação tem mais de um ano e por isso entenderei se não for respondido.
    Eu fiz um tratamento de canal hj e ele foi finalizado, inclusive fiz a restauraçao em seguida. Isso foi de manhã, agora a noite quando fui jantar nao consegui mastigar com o dente que recebeu o tratamento. Por que será que ele está doendo ainda já que nao tem mais o nervo? E o que dói nao é a gengiva a dor é mais profundamente.

    1. Welliton, os comentários chegam pra mim todos no mesmo lugar no painel do blog, então independe se o post é antigo, eu respondo da mesma forma. 🙂

      A dor que você sente é muito comum após o término de tratamentos de canal. Não é o nervo do dente que está doendo (por razões óbvias), mas os tecidos em volta da raiz do dente, que ainda estão em processo de cura. Essa dor vai diminuir aos poucos.

    1. Procure um dentista, Cleo. Parece que você tem um abscesso. É preciso identificar a origem da infecção e tratar de acordo.

  107. Olá, eu fiz dois canais há alguns anos e recentemente o dente de um deles começou a quebrar até que não sobrou quase nada dele. Daí eu fui a um dentista e ele abriu o que tinha sobrado do dente para ver, me disse que seria necessário colocar um parafuso pra segurar o dente ou algo parecido (não entendi bem essa parte, só sei que é uma coisa bem cara), pôs um curativo e eu fiquei de voltar. Isso faz pouco mais de uma semana e agora o dente em questão está doendo do mesmo jeito que ele doía antes de fazer o canal (aquele “choquezinho” que irradia para o olho, o ouvido e os outros dentes próximos e não melhora com nada!). Eu sei que preciso terminar o tratamento e que não dá pra ficar com curativo pra sempre, mas porque um dente com canal pode estar doendo exatamente como antes? Não tem mais nervo, certo? Será outro dente com o mesmo problema que esse teve e que também precisará de um canal ou pode ter sido algum problema nessa última vez que o dentista mexeu (uma contaminação na hora que ele estava abrindo o dente ou algo assim)? (Obs. O dentista que mexeu no dente dessa última vez fez um raio x e disse que o canal, que foi feito por outro dentista com o qual eu perdi o contato, foi muito bem feito então não acho que o problema seja na execução do tratamento do canal há anos atrás).
    Obrigada por esse blog maravilhoso que ajuda tanta gente com uma linguagem super acessível!

    1. Cristina, realmente não faz sentido que o dente doa agora. Com ou sem coroa, a raiz desse dente, pelo seu relato, continua ok e com o canal bem tratado. Por isso, desconfio que o problema seja um dente próximo (o do lado ou o de cima, por exemplo), que está irradiando dor pra esse dente. É preciso avaliar melhor.

      Quanto ao “parafuso”, trata-se de um pino que vai encaixado na raiz do dente com canal tratado. E sobre esse pino, se apoia a coroa protética.

  108. Oi! Gostaria de saber se canal com carie pode dar mau hálito, tenho 2 canais do dente da frente com bastante tempo e toda vez que vou no dentista fala que ta tudo ok! Mas eu sei que não tá, é possível depois do tratamento acabar com mau hálito? E o dente ta escuro, tem como clarear? Obrigada desde já.

    1. Zanjinha, se há mau hálito e isso estiver relacionado a esses dentes, é porque, em algum lugar, eles estão retendo resíduos alimentares. Tratamento de canal, em si, não causa mau hálito. Se seu dentista diz que está tudo ok, não tenho razão pra duvidar. O mau hálito pode ter outra origem, é preciso investigar melhor. Sim, dente com canal tratado pode ser clareado, veja aqui –> https://medodedentista.com.br/2011/08/clareamento-em-dente-com-tratamento-de-canal.html

  109. Olá, gostaria de saber, eu tenho um dente feito canal faz tempo ja, sempre ele fica amarelado e sempre vou ao dentista pra ele fazer a manutenção dele, mas sempre volta à tona a cor novamente.

    1. Taianne, qual a sua dúvida? Como evitar que o dente amarele? É preciso considerar seus hábitos de alimentação e de higiene. Você fuma? Enfim… toda restauração em resina, algum dia, vai precisar ser trocada, mas não ter uma alimentação rica em corantes, não fumar e não tomar muito café, por exemplo, podem ajudar a manter por mais tempo a cor da restauração.

  110. Olha eu fiz um canal há 2 ou 3 anos e vou ter que fazer outro. No meu primeiro canal o dente depois que passou o efeito da anestesia doeu muito, mas ja que a raiz do dente tinha sido removida pq eu senti dor? E nos dias de hoje estou com uma carie no dente que eu fiz canal e a dor é insuportável, era para estar sentindo dor?

    1. Eduardo, a dor durante o tratamento de canal pode acontecer, já que o dente ainda não está totalmente livre da infecção, o dentista ainda está trabalhando nesse sentido, e há um processo inflamatório em curso. Já a dor por cárie num dente com tratamento de canal completo não faz sentido. Você tem certeza que o tratamento de canal foi concluído? Não seria apenas um curativo endodôntico? Porque remover o nervo do dente não é suficiente pra garantir a ausência de dor, é preciso concluir o tratamento de canal (e remover o nervo é só uma parte do tratamento).

  111. Ola Dra. Ana,
    Fiz tratamento de canal em dois dentes, o dentista disse q tenho que fazer o aumento de coroa pra colocar a peça. Gostaria de saber quanto tempo depois do canal eu posso voltar pra fazer essa cirurgia, pq preciso viajar, o dente com canal pode esperar 1 mes pra fazer essa cirurgia?

    1. Se o canal estiver bem fechado com curativo, você pode aguardar sim, Daniela. De qualquer forma, entre o término do tratamento de canal e a cirurgia na gengiva não é preciso intervalo.

  112. Ola doutora, eu desvitalizei um dente já há dois anos e eu gostava de colocar aparelho dentario, será possivel colocar???

    Desde já agradeço e parabéns pelo seu blog!!!

    1. Dentes com tratamento de canal podem ser movimentados ortodonticamente sim, José. Procure em ortodontista pra avaliar.

  113. Boa noite Ana, fiz tratamento de canal em 2006, após o tratamento coloquei aparelho ortodôntico e foi preciso fazer um desgaste no bloco que havia colocado, mas a minha dúvida é: há possibilidade de entrar resíduos de comida embaixo do bloco devido o desgaste, pois o mesmo caiu e descobri que o meu dente estava completamente cariado, o dentista tentou retirar a cárie, mas o caquinho de dente que havia quebrou uma das partes, nesse caso o que devo fazer?
    Aguardo respostas, grata.

    1. Vanessa, qualquer desgaste num loco pode prejudicar a adaptação dele. Mas se o desgaste foi na parte de cima (onde se morde), é mais difícil. Agora é preciso verificar quanto de tecido dentário sobrou, pra decidir de que forma restaurar… ou um novo bloco, ou uma coroa total.

  114. Dra, se eu entendi bem, mesmo o canal tratado perfeitamente, ou seja…os canais do dente vedados certinhos, ainda assim a cárie pode invadi-los? Obg.

    1. Liza, os canais do dente ficam nas raízes. A cárie geralmente ataca a coroa, que é a parte do dente que fica exposta. Então, quando eu digo que um dente com canal tratado pode ter cárie, quero dizer que a coroa do dente continua vulnerável à cárie… o que não deve haver é dor, já que não há mais “nervo”. Um dente pode ter cárie na raiz também, mas pra isso o dente tem que estar aberto (cariado, sem restauração ou tratamento de canal) ou com a raiz exposta, o que significa recessão gengival. Quando há cárie nas raízes, a chance de ser caso de extração é muito grande.

      1. Ah entendi Dra., desculpe, acho que acabei fazendo confusão…é que estou com cárie em um dente molar que fiz canal há uns anos atrás, e hoje a dentista tirou um raio-x para saber se eu devo retratar o canal. Isso também pode acontecer? Mesmo se o canal tenha sido tratado perfeitamente, pois, nunca senti qualquer dor ou sensibilidade e já faz uns 6 anos.

        1. Ah sim, isso pode acontecer. Às vezes, por mais que o canal tenha sido bem tratado, a infecção persiste, o que geralmente se revela pelo não desaparecimento de uma lesão periapical (uma mancha mais escura associada à pontinha da raiz do dente) algo visível através de radiografia.

  115. Ola Dra. Fiz o canal, ai demorei umas 03 semanas para restaurar, agora qdo votei ao dentista, este disse que perdi o dente, vou ter que extrai-lo, pois rachou a raiz. Isso procede? Qdo a raiz quebra não tem como colocar uma coroa? Pq sempre vejo que extrair um dente é a última opção.

    1. Sonia, se a fratura de raiz inviabilizou o suporte do dente e/ou de uma coroa sobre ele, infelizmente é caso pra extração, mesmo. Acontece. Realmente essa é a última opção, e se seu dentista sugeriu a extração, é porque não vê nenhuma outra saída.

  116. Ola td bm, fui fazer uma ponte fixa e o ultimo dente, o siso, o dentista descobriu uma carie e foi preciso fazer canal, mas ta com tres seções e eu ñ aguento de dor, a anestesia ñ pega, o que devo fa, er arranquei todos os outros e o unico q tem pre servir de apoio.

    1. Marileide, a dor só vai dar trégua com o tratamento de canal finalizado. E se esse dente é apoio de prótese, extraí-lo é um problema. Converse com o seu dentista, talvez seja o caso de tomar alguma medicação, também, para ajudar o dente / a gengiva a desinflamar.

  117. Marquei consulta p semana que vem, estou mto ansiosa pq um dos dentes de cima, mais do canto, já está quase todo quebrado, e ou outro furou e já está todo escuro. Os dentes da frente são tortos, será que ao fim do tratamento poderei colocar aparelho? Obg.

  118. Olá Dra.
    Tenho uma questão: estou usando aparelho ortodôntico e mês passado minha ortodontista colocou o bráquete no último dente do maxilar. Ocorre que havia uma cárie nesse dente e foi feita a extração dela e posterior colagem do bráquete. Porém após isso o dente dói ao mastigar (doi no lado em que foi colocado o bráquete – inclusive ao apertar com o dedo o braquete… a dor é exatamente aí). Já faz um mês que isso ocorre (o dente estava ótimo antes da extração). Minha dentista diz que se não melhorar tem que fazer canal. Mas afinal… será que ela está correta? Ela teria invadido demais o dente ao retirar a cárie, por isso está doendo?

    Grande abraço, e parabéns sempre pelo seu belo trabalho de orientação aqui no blog.

    1. Só complementando, Dra. A cárie que foi extraída se localizava exatamente no local onde está agora colado o bráquete, ou seja, na parte lateral do dente. Antes os dentes estavam perfeitos, sem dor, agora dóem na mastigação, e faz um mês que a cárie foi extraída.
      Abraços.

      1. Até uns 30 ou 40 dias pode ocorrer essa sensibilidade, Paulo. O fato do bráquete estar colado sobre a restauração também pode causar dor.

    2. Paulo, toda restauração pode causar sensibilidade passageira no dente. As substâncias usadas “agridem” o nervo do dente, então ele pode ficar dolorido por um tempo. Como você relata dor não espontânea, provavelmente não é caso para tratamento de canal. Mas sim, pode acontecer. Não, certamente sua dentista não tirou tecido dentário demais ao remover a cárie, o que pode ter acontecido é da cárie ser mais profunda (mesmo não parecendo externamente)… e aí, quanto mais perto do nervo se “mexe”, maior a chance de sensibilidade. Enfim, é preciso acompanhar por um tempo pra ver como o ser organismo vai reagir.

      E obrigada. 🙂

  119. Olá Dra., td bem?

    Tenho uma dúvida. O meu dente saiu uma bolhinha na gengiva, fui correndo ao dentista. A dentista pediu um raio x e aí foi constado que eu tinha uma grande lesão. Ela encaminhou o meu caso para um especialista em canal. O mesmo disse que vai demorar muito tempo para curar essa lesão e ele não pode dar garantia que vai conseguir. E se houver calcificação na raiz, não terá jeito. A única alternativa é extrair o dente e realizar uma curetagem no local, para fazer o implante dentário. Esse dente é o primeiro molar inferior do lado direto da face. Gostaria de saber se a conduta do dentista está correta? Estou muito insegura em extrair o dente.

    1. Aline, mesmo que a as possibilidades da lesão regredir sejam pequenas, você ainda pode tentar. Acho que a questão aí (e deve ser esse o pensamento do especialista que atendeu você) é avaliar a relação custo-benefício: dá pra tentar mas, considerando o trabalho que vai dar, o custo envolvido e o tempo que vai levar, vale a pena? Se você acha que vale, converse com ele e externe a sua intenção de tentar tratar. Se não, a conduta é essa mesmo: extração e implante (ou outro tipo de prótese).

  120. Oi tudo bem, dra.? Me ajuda aqui por favor…
    Vou fazer um tratamento de canal do dente de cima, ontem eu fui ao dentista e ele fez um curativo pois estava doendo… vou iniciar o canal na segunda, mas eu to sentindo bastante dor, mas a dor não vem da região do dente q tem o curativo, ou seja, do dente q tem q tratar o canal, a dor está na parte de baixo, na mesma direção… só q no dente de baixo… porque isso? Será q o dente q tá doendo não é o que vou tratar o canal e sim algum dente de baixo? Pois eu não consigo saber qual q dói… só sei q dói os dentes de baixo… pode me ajudar?! Desde já agradeço!!!

    1. Viviani, não é tão comum, mas dor reflexa no dente antagonista (o correspondente no arco oposto) acontece. E aí há 2 possibilidades: ou a dor é mesmo no dente que você vai tratar, ou a dor é no de baixo, o que reflete no de cima. Claro que seu dentista deve ter examinado você pra determinar qual o dente “culpado”, então deve ser o de cima, mesmo… e o tratamento do canal dele vai resolver “as 2 dores”.

  121. Olá Dra. Ana, td bem?!
    Eu recentemente fiz um tratamento de canal do dente 36 (se não me engano), todavia, tive q tomar anti-inflamatório por própria orientação do meu endo (tenho uma certa sensibilidade com os procedimentos de canal, gengiva, etc), porém além disso a restauração foi um pouco complicada devido aos vários ajustes q tive q fazer… Enfim, quando voltei ao meu endo, já com a restauração feita (estava alta), segundo o raio X estava tudo normal com o canal, por eu estar com MUITO incômodo ele poliu o dente restaurado, de tal forma, para evitar o máximo de contado com o dente de baixo, ele conseguiu e então fui adaptando a mordida… Desde sexta senti um certo incomodo na gengiva desse dente, e principalmente qnd fecho a boca o dente dói, como se fosse pressionando essa inflamação, por isso comecei ontem a noite a tomar um anti-inflamatório, pode ser q isso seja pela gengiva inflamada, ou isso é o canal?! É realmente preciso voltar no dentista?!
    Desde já, muito grata com seu trabalho, pois depois de alguma complicações q tive com meus 2 canais, confesso q fiquei com trauma de dentista (coisa q eu nunca tive), mas com suas informações diretas e de maneira simples, tenho diminuído consideravelmente!! Muito obrigada!!

    1. Fico feliz em ajudar de alguma forma, Emelly. 🙂

      A dor, considerando que o tratamento de canal está ok, provavelmente se deve a uma pericementite, ou seja, pela inflamação dos tecidos em volta da raiz do dente. Isso é relativamente comum durante e depois de um tratamento de canal, mas via de regra é uma sensibilidade que diminui até desaparecer. A pericementite causa um “inchaço” na região, o que deixa o dente “alto”… dessa forma, ele encosta no correspondente do arco oposto antes dos demais, o que coloca muita força sobre ele, e aí está a razão da dor. Enfim… você está medicada de acordo. Essa sensibilidade tende a diminuir e sumir.

  122. Bom dia, Drª Ana,
    Volto a consultar a senhora, pois senti muita confiança nas suas respostas, fiz tratamento de canal ha três semanas, o dentista tratou e cimentou o canal, mas depois só colocou curativo (estou com o curativo) ainda vou precisar colocar pino e coroa, gostaria de saber se assim como esta (tratado e cimentado sem restauração) pode contaminar o canal. Obrigada…

    1. Vanderlene, o material usado no curativo é provisório e poroso. Ou seja, não dá pra garantir o bom vedamento do dente por muito tempo… talvez alguns meses. Outro problema de manter o curativo por muito tempo é que o dente está frágil sem uma restauração adesiva ou outra solução mais resistente, então, numa “mordida” mais forte, há o perigo de fratura. Enfim… assim que der, sugiro que você faça o pino e a coroa (nem que seja uma coroa provisória, de material mais barato).

  123. Olá!! Eu fiz um canal há 2 (dois) anos, ai a obturação caiu e o dentista disse que eu tenho que fazer um bloco e ele disse que é de metal, mas o que eu quero saber é se esse metal vai aparecer ou vai colocar uma obturação em cima do metal (bloco) para esconder? Ou então tem bloco da cor do dente?

    1. Tem bloco da cor do dente sim, Djanilson… de resina ou porcelana. Se o bloco for inteiro de metal, o metal fica aparecendo, não tem jeito.

  124. Dr.ª, meu dente infeccionou e precisou fazer 3 desinfecções e usar antibiótico, o dentista disse que precisava de tratamento de canal, estou fazendo o tratamento, meu dentista disse que tem um cisto no canal e que isso tornaria meu tratamento um pouco mais complicado, mas que daria certo. Isso pode ser um problema no meu tratamento? Ou ate mesmo depois? Obrigada e parabéns.

    1. Vanderlene, a presença desse cisto apenas requer alguns cuidados a mais por parte do seu dentista, pra estimular que o cisto, apos o tratamento concluído, diminua e suma.

    1. Guilherme, é relativamente comum que dentes com tratamento de canal escureçam. Mas se ele quebrou / rachou, sugiro que você procure logo um dentista pra avaliar os danos e tratar de acordo. Ficar com o dente assim é perigoso, por ele pode quebrar por completo e você pode até perdê-lo.

  125. Drª. parabéns e obrigado pela nobre iniciativa em dedicar parte do seu tempo para estes tão importantes esclarecimentos!
    Minha dúvida é o seguinte: Fiz um canal hoje (sexta-feira – 02/08/13) a dentista disse que foi concluído, apesar de uma única sessão; Ocorre que não foi colocado a resina (restauração) e sim uma massa branca e durante o almoço essa massa branca afundou/trincou, quando passo a língua sinto a cratera! Liguei logo em seguida e fui orientado, pela recepcionista, a retornar na segunda-feira, pois a Drª não estaria trabalhando hoje à tarde!
    Quais as implicações, riscos e cuidados devo ter até segunda-feira? É comum acontecer isso? O canal será prejudicado?
    Desde já, mui grato!!

    1. Obrigada, Marcondes! 😉

      Apenas evite mastigar com esse dente até segunda (mastigue do outro lado). Sem a restauração definitiva ele fica frágil e, incidindo uma força maior sobre ele, ele poderia quebrar. Não há problema nenhum que ele fique 1 ou 2 dias assim, pra que o tratamento de canal fosse contaminado seriam necessários pelo menos 30 dias de exposição ao meio bucal. Aí sim, seria preciso retratar o canal.

  126. Olá Dra. Ana, preciso da sua ajuda, pois fui fazer orçamentos em consultórios e fiquei preocupada com as diferentes análises. Enfim, há mais ou menos 2 meses fiz duas restaurações com resina nos dentes 16 e 26. Porém de lá para cá, sinto incômodo ao mastigar certos tipos de alimentos, como pão francês, carne, barrinha de chocolate, etc. Não sei o que fazer, pois já fui orientada a esperar por cerca de 3 meses e daí fazer um raio x, tb fui orientada a refazer tudo outra vez e tb já fui orientada a tomar um anti-inflamatório. Realmente, não sei o que fazer depois de tantas recomendações. Por favor, me oriente. Estou perdida.
    Grata,
    Vanuza

    1. Só incomoda ao mastigar, Vanuza? Se sim, seria bom radiografar. Pode haver alguma problema na adaptação dessas restaurações (bolha de ar, etc.). Você sente, por acaso, essas restaurações mais “altas” que os outros dentes?

  127. Olá Doutora Ana Tokus,
    Fiz um canal há 13 anos atras e coloquei um pino e coroa no pré molar inferior, o trabalho ficou bom, a minha dentista fez um trabalho satisfatório, porem com o uso quebrou a coroa, fiquei procurando a dentista para refazer por que gostei do trabalho dela, infelizmente aconteceu duas coisas, nem encontrei a dentista e o dente começou a doer, recentemente fui em outro dentista, ele passou o diagnostico de quebradura na raiz e a solução é a extração, estou todo preocupado em fazer esta decisão radical, principalmente por que eu ja tenho outras falhas dentarias e neste momento não tenho condição financeira em recorrer a técnica de implante.
    Obrigado.

    1. Adonias, se a raiz está fraturada a indicação, via de regra, é a extração, mesmo. Se você não pode optar por um implante agora, outra alternativa é a prótese fixa ou a prótese removível, que são mais baratas (principalmente a removível) e oferecem uma boa qualidade estética e funcional.

  128. Olá Doutora, tenho 1 dente que está acabando comigo. Ele não dói continuamente, geralmente quando como chocolate ou algo um pouco gelado, logo em seguida ele da umas pontadas terriveis, com intervalos de uns 3 segundos e depois para. As vezes continua com uma dor chata e incomoda, mas quase sempre só da fortíssimas pontadas, como a sensação de um dente sensível, e depois para. Ele não fica dolorido, ja fui ao dentista, ele bateu devagar no dente e nao doia. Nao me deu certeza mas disse que poderia ser canal. Tenho 1 semana pra cuidar disso, pois estarei ingressando para o curso da policia militar e nao poderei mas mexer, devido ao esforço físico. Uma rápida extração seria o ideal para resolver ? Pois se doer durante o curso, vai complicar, visto que as pontadas são tão fortes que me deixam até com falta de ar.

    1. Diogo, se o dente é viável e dói apenas quando “provocado”, certamente não é caso pra extração. O esforço físico que porventura o curso exija não impede que você realiza um tratamento de canal, caso seja necessário.

  129. Oi, Doutora! Parabéns! Adoro o seu blog. Super esclarecedor. Venho direto aqui. As respostas para as dúvidas e os temas abordados aqui são super acessíveis e didáticos. Qualquer leigo entende.

    Tenho dois questionamentos…

    Primeiro: Meu primeiro pré molar superior direito foi tratado de canal há 16 anos atrás. Há um ano e meio estou usando aparelho ortodôntico para alinhar os dentes. Ultimamente tenho sentido uma dorzinha, suportável, que se confunde com sensibilidade mas não é. Descobri que é a raiz do meu dente tratado de canal. Parece que qdo o fio do aparelho trabalha o dente, q creio eu é frágil para suportar pressões pq foi tratado de canal, começa a doer. Uma dor suave mas que me preocupa muito! Gostaria de saber se é normal doer a raiz do dente tratado de canal qdo o dente é estimulado por aparelho ortodôntico. Sei que é um dente desvitalizado, mas a raiz, o osso e a gengiva ainda são vivos! OBS: Fiz radiografia recentemente e aparentemente parece tudo ok com ele.

    Segundo questionamento:

    Esse mesmo dente tratado de canal está com uma linha preta na parte que não é a face vestibular do dente. Parece uma trinca no esmalte mas como não sou especialista não posso afirmar. Gostaria de saber se devo me preocupar. Tenho mto receio de perder esse dente e ter de usar prótese. O profissional que o tratou me disse que futuramente eu teria de colocar um bloco ou coroa e que deveria evitar mastigar alimentos mto duros para evitar que o dente se quebrasse. Tenho convivido com ele numa boa mas com o tempo ele escureceu, acho horrível e me incomoda esteticamente, ficou com uma mancha escura rente a raiz, e há alguns anos tenho observado essa outra mancha que se parece uma linha preta, trinca, na face que não é a vestibular, aquela voltada para os lábios e bochechas.

    O que pode ser isso? Cárie, infiltração, trinca?! Acho q o meu dente é quase 70 por cento artificial… o interior é quase todo preenchido de massa, por isso, frágil! Devo me preocupar?? Tenho uma trinca de esmalte no meu dente da frente mas não é escura como a do dente do canal. Por favor, esclareça as minhas dúvidas, Doutora!!!

    Obrigada!!!

    1. Bianca, obrigada :).

      Você tem toda razão: embora um dente não seja vital, todos os tecidos em volta dele continuam vivos. Então, a dor à movimentação ortodôntica é algo que pode acontecer, sim. Por outro lado, você relata uma trinca de esmalte, e esse é um motivo que, também, pode trazer sensibilidade ao dente. Então pode ser que nós estejamos falando de uma combinação de fatores. Trincas de esmalte não são fraturas, a maior consequência delas costuma ser a sensibilidade dentinária, mesmo. Se 70% do seu dente é restauração, após a remoção do aparelho seria uma boa ideia pensar em pino e coroa. Isso traria mais resistência ao conjunto e resolveria, também, a questão estética, que tanto incomoda você.

  130. Dra. Me ajude… Tenho 30 anos e já faz mais de 3 anos que não vou ao dentista, morro de medo, vou ao dentista, marco a consulta, mas volto da porta. Quando criança uma dentista fez um tratamento, então desde essa época tenho fobia a dentista. Meu dente quebrou, já está criando cáries e me falta coragem. O q faço doutora??? Me ajude.

    1. Caroline, considerando que o bloco substitui parte da coroa do dente, a parte que não é bloco (ou seja, o dente em si) pode cariar, sim.

  131. Doutora, parabéns pelo seu trabalho… muito esclarecedor…
    Tenho uma duvida… tenho um dente na parte de cima que sempre me incomodou… visualmente nao há caries… vários dentistas já olharam e disseram que nao tem nada. Nao sinto dor ao beber quente ou frio, apenas sinto dor quando mordo algo. Ultimamente esta dor aumentou e tenho a sensação, mesmo sem morder nada, de incomodo na raiz. Será que preciso fazer canal?

    1. Andreia, o tratamento de canal é uma possibilidade. Mas se a dor costuma ser só quando o dente é estimulado, é um bom sinal. Uma possibilidade é que esse dente esteja “mais alto” que os outros e, por causa disso, tenha recebido mais esforço do que suporta. Nesse caso, um ajuste oclusal (um pequeno “desgaste” do dente) poderia resolver o problema. Enfim, é preciso avaliar com critério pra determinar o melhor tratamento.

    1. Isso varia muito, Cléo. Depende do tipo de implante, do material da prótese que será usada, do profissional em si… só procurando um dentista / especialista em implantodontia e fazendo uma avaliação.

  132. Gostaria de saber o seguinte, fiz um canal faz um ano so que agora a gengiva ta ficando inflamada e sangrando, a dentista disse que possivelmente o dente ta com fratura na raiz, ela tirou raio x mas não constou nada, ele não e firme como os outros e talvez seria o caso de extrair, mas não queria fazer isso. E ainda e o dente da frente.

    1. Cléo, se for uma fratura em raiz que comprometa a viabilidade do dente, não tem jeito: tem que extrair. Se o dente está mole e não há nenhum problema periodontal (nos tecidos de suporte do dente, osso e gengiva), há uma grande chance do problema ser a fratura mesmo. A melhor forma de confirmar (ou não) a fratura é fazendo um tomografia desse dente. Converse com a sua dentista sobre isso.

  133. Olá! Drª. Ana!

    Fiz um tratamento com canal há 20 anos, só que esse dente canalizado quebrou, mas antes disso nunca tinha dado problema nenhum. Fui ao dentista, ele fez uma coroa sem mexer no canal, pois ele pediu um rx do dente e disse que o canal ainda estava perfeito, no entanto. Agora fui ao dentista, depois de três anos, ele pediu um rx para ver esse dente e viu que ele está com uma cárie profunda já desgastando o osso. Terá de refazer o canal, ou melhor, todo dente. Gostaria de saber porque aconteceu isso? Uma vez que ele me deu garantia de 10 a 15 anos de durabilidade nesse tipo de tratamento?
    Por favor precisa de uma resposta sua!! obrigada…

    1. Goiaci, a prótese, dependendo do material com o qual foi feita, pode ter uma durabilidade longa, mesmo. Mas o dente que está por baixo dela pode cariar, como qualquer outro dente. Provavelmente havia algum ponto de infiltração, onde se acumulavam resíduos alimentares, e o dente foi ficando cariado.

  134. Boa tarde! Fiz o tratamento do canal do 1º molar inferior esquerdo. Durante o tratamento me lembro que mesmo com anestesia, e segundo a dentista já não correria o risco de doer mais, de repente senti uma dor lancinante, prosseguindo como se fosse um choque e demorou para passar. Neste mesmo dia ela fechou. Este dente prosseguiu com doer ao toque. Não tinha dor espontânea, mas se mexesse lateralmente além de muito sensível, uma dor muito incômoda. Na época ela radiografou, e disse estar tudo bem e a dor seria uma hipersensibilidade que passaria. Às vezes fica mais forte e às vezes fica mais fraca, mas nunca some. Voltei nela após 6 meses, ela tirou a restauração, deixando com curativo, fez ajuste oclusal e melhorou consideravelmente. Radiografou e disse que apareceu uma trinca na raiz e que possivelmente teria que ser extraído. Preferiu fechar e acompanhar a evolução desta trinca. A dor piorou após fechar, principalmente com mastigação, mas após alguns dias voltou a estabilizar e ficar mais tolerável (não desaparece). Não seria o caso de retratar o canal antes de uma decisão tão drástica de extrair?! Muito obrigada! E principalmente por este espaço que disponibiliza!

    1. Nirmohi, fratura em raiz é uma questão delicada… geralmente isso inviabiliza a manutenção do dente na boca. Mas você fala em “trinca”… nesse caso, acho que sua dentista está até sendo bem conservadora em aguardar a evolução do caso. Considerando que a dor diminuiu ao se fazer ajuste oclusal, possivelmente não é caso para retratamento de canal.

      Por nada, fico feliz em ajudar. 🙂

  135. Oi, hoje fui ao dentista e ela avaliou meu dente e disse que preciso fazer o tratamento no canal do dente, mas como sou gestante, para não ficar me anestesiando e me estressando, sugeriu em fazer uma emergencia ou seja, abrir retirar a carie, a polpa do dente, colocar remedio, fazer um curativo, fechando com massa, gostaria de saber se pode voltar a doer, pois a dor que senti foi insuportavel, e se fazendo isso posso esperar ate o final da gestação tranquilamente.

    1. Danielle, enquanto o canal não for tratado de forma completa, sempre há a possibilidade do dente voltar a doer. O curativo é uma opção que visa protegê-la de ter que fazer radiografias e outros exames/procedimentos necessários durante um tratamento de canal no período da gravidez, mas não garante que você não vá ter dor (embora diminua as chances).

  136. Dra. Ana, ha 1 ano atrás tive 4 cáries, só que uma era bem grande, o dentista disse que quase precisei do canal, mas não foi necessário…
    Tive que colocar aparelho e ainda estou usando, essa semana (8 de fevereiro) aquele dente com a cárie grande começou a doer, tipo dar umas pontadas, e toda hora que mordo ele dói, será que é caso de canal ? Ele dói muito ! Não tem problema fazer usando aparelho (é bem no dente onde fica a banda) ? E pode fazer clareamento depois ? E lembrando, tenho 12 anos !!! Por favor me responda…

    1. Vinicius, pode ser canal, sim. Mas talvez seja só uma sensibilidade por causa da própria movimentação ortodôntica. Relate o problema para o seu dentista na próxima consulta pra que ele possa avaliar. Se for necessário tratar o canal, pode ser feito usando o aparelho, mesmo. Quanto ao clareamento, ele costuma ser feito até os segundos pré-molares, e os dentes em que vão as bandas geralmente são os molares. Ainda, aos 12 anos as raízes dos seus dentes ainda não estão completamente formadas, por isso, nessa fase, o clareamento dentário é contraindicado (porque pode prejudicar os “nervos” dos seus dentes). Você teria que aguardar até, pelo menos, completar 16 anos.

  137. Olá, Doutora!
    O meu dente pré molar quebrou uma parte dele, neste dente eu já tinha feito canal, mas quando fui ao dentista após ele ter quebrado, a dentista falou que ele estava cariado e que parecia não ter feito canal, porém ela tirou as cáries que tinham nele, mas pediu para eu ir novamente para fazer a reconstituição do dente, caso não tenha mais jeito ela disse que eu deveria colocar uma coroa. Tipo, será que eu vou ter que extrair meu dente mesmo tendo quebrado só uma pequena parte e a outra ter ficado inteira? Caso eu tenha que extrair, eu posso colocar outro no mesmo dia ou posso colocar com quanto tempo depois?

    1. Pietro, não vejo motivo algum pra você ter que extrair o seu dente, pelo seu relato. Sua dentista, inclusive, em momento algum recomendou a extração. Em princípio, é só restaurar.

  138. Olá Doutora, queria te parabenizar pelo seu blog. Eu tenho canal no dente incisivo direito já fazem uns 5 anos, meu dente escureceu, então procurei um dentista, estou fazendo um tratamento contra algumas cáries que tenho e fiz o clareamento no dente com canal, o clareamento foi perfeito, mas comecei a sentir umas fisgadinhas no dente incisivo esquerdo, nada muito dolorido, mas que esta incomodando um pouquinho, o dente é perfeito, não tem nada, mas por que estas fisgadas acontecem, o que será que pode ser, vou ter que fazer um canal nele também ? Desde ja agradeço, obrigado…

    1. Loana, não acho que seja o caso de tratar o canal… mas também não saberia dizer o motivo dessas “fisgadinhas”. Em princípio, pelo seu relato, não há nada que justifique esse tipo de sintoma.

  139. Sim, mas ele disse que quando for fechar o canal, ele não tira o curativo todo. Ele deixa um pouco e por cima do dente e faz a restauração. Ele disse que e melhor deixar o curativo no canal porque se caso for mexer no dente de novo não vai abrir mais espaço no dente, ele só vai tirar o curativo e se fosse a resina ele disse que ia abrir mais o dente cada vez que limpa. E agora, é meu dente da frente e estou com muito medo de sair algo errado. Brigada pela 1° resposta.

    1. Não há problema nenhum, Miriam. Esse “resto de curativo” não deve prejudicá-la em nada… imagino que seja apenas um pouco de material de outra cor (pra diferenciar bem da resina que vai em cima), chamado “guta-percha”.

      1. Muito obrigada Dra. Ana, gostei muito das respostas, me ajudou muito, te agradeço, gostaria mesmo de fazer meu tratamento com vc. Deve ser otimo ser seu paciente, bjo, que Deus te abençõe e continue tirando muitas duvidas das pessoas que ainda tem muito medo de dentista.

  140. Estou fazendo um tratamento de canal, eu perguntei ao meu dentista qual massa fica dentro do dente, ele disse que o curativo fica dentro do canal e por cima fica a resina. Como podemos falar, a restauração fica só por cima do dente. Esse curativo não vai prejudicar meu dente posteriormente.

  141. Fiz canal, mais não fechei porque ainda doi um pouquinho, posso fechar e depois que o dente for restaurado não doera mais, porque ela fez raio-x e ta sem o nervo.

  142. Boa Noite Dra. Ana,
    Ano passado, de repente o dente incisivo dir começou a doer (12) e tive que fazer canal pq estava necrosado, 5 dias depois de fechado o dente c restauração definitiva, começou a sair um liquido entre este dente e o 11. Fiz tc mas não deu nada. Hoje já faz 1 ano e meio e a sensação continua, o liquido é salgadinho, sendo que antes tinha gosto de produtos quimicos, até chegava a arder na ponta da lingua, agora não raramente arde, mas é salgado. Fiz rx e deu remodelação apical.
    Obs. Tenho espessamento de mucosa de seio maxilar esq, nessa região, e tenho problemas de sinusite cronica. Como sinto os quatro dentes da frente sensibilizados, me preocupo muito com as raizes dos outros 3 dentes com medo que necrosem. Às vezes parece que são ocos ao batê-los e a sensação é por dentro dos dentes são como fisgadinhas. Já me falaram do bruxismo, mas francamente dra. a sra não acha muita coincidência após 5 dias o fechamento do canal começar a sair esse líquido entre os dentes e agora essa região escura na radiografia de remodelamento apical ah, e o dente da frente (esquerdo) está com reabsorção radicular tb. A sra. poderia tentar me auxiliar? Obrigada.

    1. Lidia, quando você fala em “líquido com gosto de produto químico” a única coisa que me vem em mente é que a medicação colocada dentro da canal estava “escapando” por algum lugar… isso explicaria esse gosto. E o gosto salgado geralmente é pus. E se há pus, deve haver uma infecção. Seu relato é cheio de possibilidades (e ao mesmo tempo é muito difícil sugerir alguma coisa sem examiná-la), mas fiquei pensando aqui em algum tipo de perfuração durante o tratamento de canal… ou até uma comunicação buco-sinusal, considerando a sinusite crônica (se é que ela tem origem em alguma situação que envolve dentes). Enfim, tem bastante coisa pra considerar aí.

  143. Boa tarde, eu estou com um pouco de medo de ir ao dentista, justamente por ter carie no dente (na verdade em 5 deles tem carie), mas tenho um buraco no dente tambem. Não é só um buraco na parte da frente, mas o buraco se localiza entre um dente e o outro, acha que vou ter de arrancar-lo?

    1. Ana Carolina, de forma alguma… cárie não é motivo pra extrair dente, a não ser que a cárie tenha destruído o dente a tal ponto que tenha sobrado muito pouco dele (ou que a raiz do dente esteja comprometida). Procure um dentista e faça uma avaliação, pra realmente saber do que você precisa e não ficar em casa pensando o pior.

  144. Boa tarde !!! Então, gostaria de saber se e normal dente com bloco doer? Meu dente está muito dolorido, mas a dor passa e depois volta, o que devo fazer? Obrigada, beeijos

    1. Eleusa, eu não diria que é normal… mas acontece. Pode ser um problema no canal, pode ser um contato prematuro que faz esse dente bater no arco oposto antes dos outros… é preciso procurar um dentista pra avaliar.

  145. Dra., primeiro parabens pelo site e parabens pelo trabalho!! Seguinte Dra.: eu fiz um tratamento de canal (li sua resposta no site sobre isso) e sinto um buraco novamente no vao do dente, e agora esta doendo muito (dente da parte de cima no fundo), porem do lado direito, agora o do lado esquerdo esta doendo ate quando eu tomo agua, porem eu passo a lingua e nao sinto buraco, mas dói muito… o que poderia ser?? Obrigado.

    1. Rodrigo, não entendi bem se o dente que dói é o que teve o canal tratado, imagino que não. Nem todo dente que dói e que necessita de tratamento de canal tem um “buraco”… às vezes o dente perece inteiro, mas mesmo assim as bactérias invadiram e é necessário tratar. E dor espontânea não é um bom sinal… procure um dentista pra avaliar.

  146. Faço tratamento de canal já faz mais de 1 ANO, pois a dentista alega que o meu canal foi o mais difícil de tratar que ela já viu, alguma coisa como eu ter uma das raízes muito escondida. Faz duas semanas que finalmente (ALELUIA) ela fechou o canal por livre e espontanea pressão, o canal está muito sensível a bebidas geladas e doces, e ao escovar meus dentes.
    E agora???

    1. Greyce, creio que o seu canal seja do tipo “atrésico”, ou seja, muito “apertado” (além de “escondido”. Se você tem sensibilidade, pode ser que sua dentista nem tenha conseguido acessar esse canal… acontece. Procure-a e informe esse sintoma. Na melhor das hipóteses, é apenas uma sensibilidade passageira.

  147. Ola Drª, vi seu blog e gostei muito… Gostaria de parabenizá-la pelo trabalho, tem tirado muitas dúvidas de pessoas leigas… Parabéns mesmo. Então vamos à pergunta. Há dois meses eu fiz canal e restauração em dois dentes de tras… E às vezes quando eu como algo, principalmente doce, eu sinto uma dorzinha muito enjoada em um desses dentes… Não é algo duradouro, mas incomoda. Eu gostaria de saber se isso é normal? Lembrando que são duas restaurações grandes…
    Pode ser algo mais sério???
    Desde já, obrigada!

    1. Lívia, se você não tivesse feito canal no dente que você diz doer, seria uma situação bem óbvia: a restauração tem alguma infiltração. Mas, considerando o canal tratado, não faz sentido que você sinta dor nesse dente… nem com doce, nem com frio, nem com quente. Eu acho que ou a dor é em outro dente próximo (o que seria uma explicação plausível, uma dor difusa, difícil de se identificar a origem) ou esse dente não teve o canal tratado, e foi apenas restaurado (o que é suficiente quando o canal do dente está íntegro). Sugiro que você procure o seu dentista para reavaliar.

  148. Para fazer o canal o dentista dá anestesia ? E mesmo se der, ou se não der, vai doer ?

    Outra perguntinha, para extrair o dente é necessário anestesia ? Doi ?

    1. Iasmim, tanto o tratamento de canal quanto a extração são feitos com anestesia, sempre. Por isso mesmo é que não dói. 🙂

  149. Dra, fiz um canal ha 10 meses e ao passar o fio dental caiu um pedaço do dente e pode-se vê q tava dando cárie, fui ao dentista e ele disse tinha q tirar a cárie e colocar um bloco (fora o q já tem), eu já tenho 43 anos e quero saber se não vale mais a pena colocar uma prótese, pois tenho medo de dar problema novamente no dente em tão pouco tempo, pois eu fiz o canal e botei o bloco uma semana depois e mesmo assim deu cárie o q devo fazer? Mto obrigada, amei seu blog.

    1. Cosma, dependendo da destruição do dente talvez seja mais duradouro colocar uma coroa completa mesmo. Teria que ser feito um preparo (desgaste) no dente, colocar um pino encaixado na raiz e, sobre esse conjunto, a nova coroa. Vale a avaliação do seu dentista.

  150. Dra. tenho 31 anos e fiz tratamento de canal ha mais ou menos 1 ano e após este 1 ano meu dente começou a doer de novo, gostaria de saber se isso é normal? E que tipo de tratamento posso fazer nos meus dentes, gostaria de repor um que perdi só nao sei se é caro e onde procurar isso? Obrigada Dra., me ajude estou desesperada, bjos Lisi

    1. Lisiane, não é normal o dente com canal tratado doer. Esse texto pode ajudá-la a entender por que isso às vezes acontece: https://medodedentista.com.br/2012/06/dente-com-tratamento-de-canal-pode-doer.html

      Para substituir 1 dente perdido apenas, a melhor solução costuma ser o implante (que é mais caro, também). Mas você pode optar por outras soluções, como uma prótese fixa apoiada nos dentes vizinhos ao espaço ou uma prótese (ponte) removível. Todas essas são soluções válidas e que vão resolver o seu problema. Você pode procurar um dentista especialista em prótese (protesista) para avaliar!

  151. Esse é, sem dúvida, o melhor blog de assuntos odontológicos para leigos que eu já vi! rs
    A linguagem aqui é muito clara e objetiva, sem aqueles termos médicos que só dentistas entenderiam. Acabo de vez com muitas dúvidas que tenho e até facilito o trabalho da minha dentista, chego lá sabendo tudo, sem dúvida nenhuma! rs
    Parabéns Ana Tokus, seu blog é SENSACIONAL.

  152. Ola! bt Ana, gostaria de tirar umas duvidas. Comecei o tratamento de canal ja tem 2 semanas no dente molar 36, so que a dentista so encontrou dois canais neste dente, ela disse que se na proxima consulta nao encontrar o 3 canal, disse que nao poderei colocar a coroa, pois podera quebrar e todo trabalho ir por agua abaixo, ela disse que poderia ta optando por extrair e colocar uma protese, nao gostei dessa opção, pois nao gostaria de extrair este dente, então doutora Ana? Tem dentes molares 36 so com dois canis? Posso continuar o tratamento? E pk ela nao ta conseguindo achar o 3 canal? Desde ja grata.

    1. Dri, eu acho que extrair é uma decisão meio radical… seria importante que um dentista especialista em endodontia (tratamento de canal) avaliasse o seu dente antes de tomar uma decisão dessas. Pode ser que esse terceiro canal esteja calcificado (fechado), o que realmente impediria o tratamento de canal. Mas, mesmo assim, seria possível colocar uma prótese sobre ele. E sim, certos dentes molares podem ter 2 canais apenas, embora não seja muito comum.

    1. Deixe-me entender, Sonia… sua pergunta é: “como saber se um dente precisa ter seu canal tratado?”, é isso? Bom… vale a avaliação do dentista. De qualquer forma, geralmente esse dente dói de forma espontânea (sem nenhum estímulo) e de forma contínua. Muitas vezes dói MUITO quando se ingere bebidas e alimentos frios, e demora pra essa dor estabilizar (o que demonstra que a sensibilidade do nervo está alterada)… outras vezes, dói MUITO quando a pessoa ingere alimentos e bebidas quentes e até alivia com os frios. Ou seja, trata-se de um conjunto de sintomas. Acontece também, o que é menos comum, do dente nunca ter doído nem ter cárie mas, radiograficamente, apresentar uma lesão na pontinha da raiz, o que demonstra uma infecção que exige tratamento de canal. Como você pode ver, diagnosticar em Odontologia não é assim tão simples. 🙂

  153. As palavras da Gi são as minhas. Tive que sofrer com a falta de informação para aprender a pesquisar. E hoje já não tenho tanto medo.
    O melhor é a linguagem simples que você usa, sem deixar de ser profissional. Muito obrigada pelo blog!

  154. Dra. Ana, minha saúde bucal resume-se em antes e depois de conhecer o seu blog.
    Antes, pois achava que simplesmente meu papel era escovar os dentes e ir ao dentista, o que infelizmente, me fez cair em mãos erradas certa vez… E o depois de conhecer o seu blog, pois aqui aprendi sobre os meus verdadeiros deveres e obrigações como paciente, o que me rendeu algum conhecimento para dialogar e saber se o dentista é ou não confiável.
    Um beijo!

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista