Tem uma “gengiva” dentro do meu dente!

Aspectos clínico e radiográfico

Já ouvi algumas vezes pessoas descrevendo dessa forma o que acharam na própria boca. Acho engraçado porque, a primeira vez que eu vi o mesmo, ainda na faculdade, pensei exatamente assim: tem uma “gengiva” saindo desse dente! E olha se não parece…

A imagem que você vê ao lado é de um pólipo, que pode ter tanto origem pulpar (no nervo do dente) quanto periodontal (na gengiva mesmo). Então, no fim, não está TÃO errado assim dizer que há uma gengiva dentro do seu dente…

O pólipo pulpar ou pulpite hiperplásica crônica é resultado do crescimento do “nervo” do dente motivado por um processo inflamatório. O mais comum é ver esse tipo de pólipo em molares de pacientes jovens, dentes que muitas vezes nem terminaram de formar suas raízes ainda. O pólipo pulpar geralmente sangra ao toque e aparece em dentes com grande destruição coronária, por fratura ou cárie, daqueles que ficam um tempão expostos enquanto o paciente enrola pra ir no dentista ;).

Já o pólipo gengival não é um pólipo verdadeiro, mas uma invaginação da gengiva, ou seja: a gengiva entra por baixo do dente, através da região de furca (entre as raízes) – ou lateralmente – e preenche o seu interior.

É muito difícil diferenciar os dois tipos de pólipo apenas visualmente. Uma forma  do dentista fazer isso é aplicando uma anestesia na gengiva: se o pólipo isquemiar (ficar “esbranquiçado”), é porque é gengival. Se não, é pulpar. Outra forma de diferenciar os pólipos é através de uma radiografia, verificando se há comunicação do interior do dente com a gengiva.

Tratamento:

O tratamento depende do caso. Se for um pólipo pulpar, geralmente a remoção do pólipo e o tratamento de canal resolvem o problema, considerando que o dente ainda seja viável (não esteja muito destruído). No caso do pólipo gengival, quase sempre a solução é a extração. Mas o vale é a opinião do seu dentista!

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: EndodontiaPeriodontia

Marcadores:

298 comentários

  1. Olá doutora, eu tenho 15 anos e eu estou sentindo uma dor muito forte, e ja coloquei dipirona, minha vo fez remédio caseiro e nd, eu tou com os dois dentes os últimos grandões da tras, eu n to nem comendo, doi que chego ate chorar pq sao dois dente um de um lado e um do outro lado, quando vou mastigar sinto uma dor forte oq devo fazer?

    1. Ana, VÁ AO DENTISTA E PARE DE SOFRER. Não há “remédio de vó” que dê jeito nesse caso, pela sua descrição você tem 2 cáries enormes, que precisam ser tratadas. Sem fazer isso, vai continuar doendo.

  2. Olá.
    Meu dente ta com um tempo que quebrou bastante e apareceu justamente essas camadas de pólipo, e vez em quando aparece uma bolsa de pus na lateral. Infelizmente ainda n foi possivel ir ao dentista por questão financeira, ja q nos setores públicos é muito precário e quase n se encontra dentista q preste. Da última vez fui p extrair foram 7 anestesias aplicadas mas ainda sim senti muita dor… q o dentista desistiu de extrair… Que remédios posso ta aplicando p uma melhora ate q eu possa ir ao dentista ?

    1. Mirelle, compreendo a questão financeira, mas se a situação é essa que você descreve, não é opcional ir ao dentista. Tem que ir. Não há o que fazer em casa a respeito… você tem um pólipo, está drenando pus… isso é sério! Esclareço, ainda, que os dentista do serviço público são excelentes, até porque eles passaram em concurso pra estarem lá. O que ocorre é que, muitas vezes, não lhes são dadas condições de trabalho (materiais, infraestrutura, etc.)… aí não dá pra fazer milagre. Procure ir ao dentista com mais frequência, sem sintomas mesmo, pra fazer avaliações periódicas. Assim, havendo algum problema, ele é interceptado e você não sofre com tratamentos invasivos. Ah, e o melhor: fica BEM mais barato… e aí você pode até ir a um dentista particular, se preferir. Enfim, procure um dentista o mais rápido possível, pelo menos pra fazer os procedimentos iniciais, de urgência. O tratamento em si, é uma segunda etapa.

      1. Olá, tenho 13 anos, arranquei meu dente há alguns minutos, ja tinha nascido outro atrás, e depois avistei uma bolinha mole e pequena de carne vermelha no meio do dente q ja tinha nascido, até agora não sinto dor nenhuma, isso é grave? Devo procurar um dentista ou depois essa carne sai?

  3. Olá Dra.
    Boa noite, meus 4 dentes 1° molares precisaram de canal, mas 1 deles fiz extração, e dos outros 3, dois cairam a massinha pois não tive dinheiro para terminar o canal, e 1 deles se encontra nesse estado com uma gengiva dentro, mas o meu medo é que eu estou acordando pela manhã com a saliva escura e um pouco de sangue, isso deve ser por causa do dente? É normal ou devo me preocupar?

    1. Alessandra, pode ser por causa do dente, sim. Não é normal, você tem uma série de problemas que precisam ser resolvidos e que divergem da normalidade, então é preciso se preocupar, sim. Compreendo a questão financeira, mas isso não muda o fato de que você precisa procurar um dentista assim que possível.

  4. Ola, eu tenho 11 anos e fui retirar meu dente pois ja estava no “ponto”, retirei quase td mas quando eu estava terminando ficou uma pelinha no meio do dente puxando ele, e n quer sair, oq eu faço?

    1. Arhyane, então você não retirou o dente? Ele está preso por essa “pelinha”? Se for o caso, segurar o dente com um lenço limpo e rotacioná-lo deve resolver. Mas não force se achar que o dente não “vem”, aí o melhor é procurar um dentista pra avaliar.

  5. Olá Dra.
    Fiz tratamento de canal há um ano no primeiro molar, fiz restauração, mas não fiz coroa. Agora o dente quebrou no meio, de uma ponta a outra, e a massa que foi colocada no local caiu. O dente permanece no local, mas uma parte dele, a que fica ao lado da bochecha, está mole. Fui ao dentista e ela colocou um curativo para ver se aguentava até meu retorno ao endodontista.
    No entanto, o curativo caiu e tive um pequeno sangramento. Sinto um pouco de dor próximo a raiz do dente do lado que está mole. É como se essa metade do dente quisesse sair por inteiro. Enquanto que a outra metade, a que fica próxima a língua, permanece fixa.
    Não queria perder o dente. Será que ainda tem jeito? Na terça retorno ao endodontista para avaliação.

  6. Doutora, eu tenho 12 anos, esses dias eu fui arrancar um dente em mim que estava quebrado (despedaçando aos poucos), meu tio disse que é por causa que entrou sangue dentro do dente por conta que enrolei pra arrancar, mas quando fui arrancar o dente saia em pedacinhos por conta que estava quebrado e apareceu uma gengiva, eu n sei o que é e estou com medo do que pode ser ou se pra tirar pode doer. Só que ainda tem um pedacinho bem pequenininho do dente.

    1. Yasmim, pode ser que esse dente acabe saindo sozinho, mas considerando que ele está “em pedaços”, o melhor é procurar um dentista pra avaliar. Talvez você não consiga mais removê-lo sozinha. Se precisar de anestesia, o dentista vai aplicar, e você não vai sentir nada, pode ficar tranquila.

  7. Tbm to com uma dessa parecida com a da foto pelo menos uns 4 meses e vou fazer a extração. E possível fazer um implante no local?

      1. Ok, obrigada Dra. Só esqueci de lhe informar que esse dente já tem o canal tratado, porém o dente quebrou, entende? Mesmo assim é possível o implante? Boa tarde!!

  8. Olá Dra. Hoje faz 18 dias q extrai um dente, com 7 dias dias tirei os pontos e uns 4 dias depois d tirar os pontos notei um líquido amarelo saindo de dentro do burraco qnd eu apertava, nao sei dizer se era pus ou outra coisa, e agora ta com um carne crescida dentro do buraco, nao sinto dor nenhuma, mas tô tomando nimesulida… Isso é normal ou devo me preocupar?

    1. Parece tudo normal, Sandra. O líquido deve ser um exsudato inflamatório, comum no período de cicatrização, e a “carne” é um tecido inicial de cicatrização. Tudo dentro do esperado.

      1. Olá, eu tenho 11 anos e tem uma “gengiva” no meu dente e ele tá mole e eu tou com medo. Esse dente deve ser arrancado em casa ou no dentista?

        1. Kathleen, talvez nem seja o caso de extrair. Depende se é de leite ou permanente, também. Peça que um responsável acompanhe você ao dentista pra avaliar.

  9. Bom dia! Minha filha tem 17 anos e está nascendo os sisos. Há poucos dias saiu um pedaço de dente parecendo uma unha de gato, tinha mais ou menos 1 cm e era fino. Achei estranho e pesquisei na net e não achei nada. Ela levou a dentista e esta lhe disse que poderia ser o siso (apesar dela nunca ter visto isso). Fiquei preocupada, o que pode ser isso?

    1. Rogéria, se a dentista olhou e disse que nunca viu, imagine eu que nem olhei. 😉 De qualquer forma, se não há sintoma relevante, não se preocupe. Seja lá o que fosse, já saiu.

  10. Boa noite, procurei um dentista para fazer uma geral na minha boca pois fazia tempo que não ia ao dentista, ele me falou que tinha que restaurar vários dentes. Quando fui fazer o tratamento ele furou meu dente por dentro, exemplo tem a parte exterior que quando sorrimos aparece, e a parte inferior que vcs usam aquele espelho pra vizualizar melhor, foi nessa parte, ele furou e colocou um tampão, sem falar na imensa dor que senti, agora tem vezes que vou beber algum líquido e dói muito, tipo lá dentro, parece que o tampão que ele colocou não fixou direito e as vezes entra algo pra dentro do dente, porque ele furou desse jeito ? O correto não era abrir por cima ? Obs: depois desse 1 tratamento nunca mais voltei lá.

    1. Pablo, o correto é remover a cárie. Se ela é em cima, remove-se por cima… se é por dentro, remove-se a parte de dentro. Mas, se está dolorido, procure seu dentista pra reavaliar e ver o que está acontecendo. Isso é comum em restaurações mais profundas.

      1. Oi eu tenho 11 anos e meu dente esta mole, e por trás tem um negocio preto e tá nascendo um dente do lado dele, e estou com medo e preciso me preocupar ou não? ??

        1. Kathleen, parece ser só o dente permanente nascendo por trás do de leite que ainda não caiu. Não acho que você precise ficar preocupada, mas o ideal é que um dentista avalie. Peça pra um responsável acompanhá-la ao dentista pra ver isso.

  11. Bom dia !
    Dra. Fui no dentista com dor em um dente (47) que tinha feito canalh a mais de 5 anos, ele abriu o dente colocou a lima e radiografou e constatou que a raiz do dente esta furada, e o unico jeito seria extração dele. Eu não quero extrair ele, uso muito ele e as paredes do dente estão em ótimo estado.
    Existe algum tratamento que eu posso fazer para não extrair esse dente ?

    1. Walter, depende da perfuração. Se for pequena, pode ser possível fechá-la com uma material chamado MTA, mas nem sempre isso é possível… às vezes o caso é de extração, mesmo. Sugiro a avaliação de um dentista especialista em Endodontia (tratamento de canal).

  12. Dra. Ana, estou com esse caso no último dente mas não é por dentro, é na lateral. Foi recomendado que eu extraia o dente. Como vai ficar depois? Precisa pôr alguma coisa no local ou algo do tipo? Agradeço.

    1. Gabriela, se o dente é o último, e preciso avaliar o benefício de reabilitar o espaço com prótese. Mas, via de regra, precisa de prótese, sim. Converse com o seu dentista.

      1. Dra. eu fiz uma obturação no meu dente. Ai essa obturação caiu… ai nasceu gengiva dentro do buraco da obturação que caiu…

        O que eu devo fazer??

  13. Dra., minha filha de 8 anos arrancou um dentinho de leite, mas ficou uma bolinha alta na gengiva dela, exposta, causa dores ao mastigar alimentos. O que deve ser? Será grave?
    Obrigada!

    1. Se a extração é recente, pode ser só da cicatrização mesmo, Patrícia. Se continuar assim, leve-a ao dentista / odontopediatra pra avaliar.

        1. Com a infecção sob controle não, Silmara. É o dentista quem decide, após avaliação, se dá pra extrair o dente ou se é preciso que o paciente tome alguma medicação antes.

  14. Dra, eu levei uma pancada no chão, um pedacinho do meu dente caiu, quando eu mordo ou bate doi, o que eu faço?

    1. Bom dia Evelin, Procure um dentista para que ele possa estar fazendo alguns exames clínicos e radiográficos para ter certeza que nada de mais grave tenha acontecido.

  15. Dra. A minha filha de 4 anos teve uma cárie em um dente molar q eu achei q tivesse sido tratado, mas ontem ele quebrou sem q ela percebesse de imediato, e agora parece q o dente esta com a gengiva saindo. Qual procedimento deve ser feito até q eu consiga levar no dentista na segunda? E será q dá pra restaurar já q é um dente de leite.

    1. Selma, já é segunda e eu estou lendo só agora sua pergunta. Apenas diga pra sua filha evitar mastigar com esse dente. Deve ser possível restaurar sim, vai depender do tamanho da fratura.

  16. Meu dente quebrou toda a coroa; sendo q fiz so o início de canal, não retornei pra concluir, será q ainda tem jeito ?

    1. Se a raiz estiver boa, ainda dá pra fazer pino e coroa, Suevelyn. Mas não demore pra procurar um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

    2. Doutora. Tenho um dente, foi feito canal nele, só que ele quebrou todo. E agora tem uma carne no local do dente, toda vez que escovo ou toco nela e sangra bastante, sangue bem vivo. Pode dar hemorragia? Que eu faço pra extrair essa carne, ou é polipo?

      1. Se foi feito canal, não é pólipo pulpar. A “carne” sai de dentro do dente? Esse dente não está restaurado? Ou o sangramento é na gengiva?

  17. Estou com dois dentes com pequeno furo, porem ambos não apresentam dor, inchaço ou sangramento, apenas um furo lateral em um e outro na parte superior, preciso fazer tratamento de canal ou restauração resolve?

  18. Olá, quando eu engravidei meu dente começou a esfarelar. Fui ao dentista 3 vezes e ele só fez curativo. Depois que tive meu filho o último curativo caiu e fui em outro dentista, que disse que eu precisava de um canal urgente. Me marcou para o canal que é essa semana. Só que um pedaço do meu dente quebrou hoje. Será que ainda dá pra fazer o canal? Ou vou ter que arrancar o dente? É meu canino.

  19. Dra., meu dente de leite quebrou em 5 prts, 1 delas já caiu três, estão moles e uma presa e tem uma carninha q ñ dói dentro, isso e grave? O dente é o 1 molar de leite de baixo. E o 1 de cima saiu um pedaço. Já fui ao dentista e ele falou q o definitivo ta “empurrando” . Isso e normal ou é mt grave??????

    1. Nem normal nem grave, Bárbara. Mas se esses dentes estão quebrados, precisam ser restaurados ou extraídos. Do jeito que estão, eles representam um foco de infecção no seu organismo. Converse com o seu dentista.

    1. Além de dor, uma infecção mais séria, pois quando há um pólipo pulpar é porque o nervo do dente está exposto, o dente está aberto e vulnerável às bactérias do meio bucal.

    1. Leonardo, só com base na sua descrição não posso determinar a complexidade do caso. O fato é: se o dente está nessa situação, é preciso tratar antes que o problema piore. Procure um dentista assim que possível.

  20. Olá, extrai um dente ja faz duas semanas mas no local onde foi tirado tem uma bolinha de carne vermelha, não doi mas estou com medo de ser uma coisa grave, a dentista ja tirou os pontos, pois estava infeccionado e fedendo muito, passou amoxilina e nimesulida, a dor passou mas essa bolhinha continua.

    1. Elizabete, pode ser apenas o aspecto da gengiva em cicatrização, pode levar meses pra gengiva ficar “lisinha” de novo. De qualquer forma, se achar necessário, procure seu dentista pra reavaliar.

  21. Ola, só tenho 14 anos, escovo meu dente 3 vezes mas uns dias ai apareceu uma carie bem pequena e agora ficou um buracão, eu ataquei eu mesma o dente a redor e agora ficou uma gengiva bem grande dentro, e eu tento tirar mas sai sangue demais, o que eu faço, passo a noite chorado de dor, me ajuda por favor.

    1. Ranyelle, você precisa ir no dentista! Pelo que entendi a cárie era tão grande que o dente quebrou e o “nervo” do seu dente está exposto (essa “gengiva” que você vê), por isso a dor. Não há o que fazer por conta própria, você tem que procurar um dentista pra tratar de acordo, o que envolve tratamento de canal e, dependendo da gravidade, até extração.

  22. Boa noite, faz 6 meses que extrai os 4 sisos, em um deles se formou uma bolinha de pele, não sinto dor, já havia notado antes mas o dentista disse que iria cicatrizar naturalmente, porém agora sinto um desconforto, parece que está crescendo e sinto pulsar também, ao mexer não sinto dor e não sangra, somente está aquele “pele” no local onde extrai o siso… o que pode ser? Como devo tratar? Isso pode “estragar” o dente do lado? Obrigada!

    1. Cassia, a gengiva leva um tempo pra cicatrizar por completo e ficar “lisinha”… é assim mesmo. Mas se há pulsação, seria bom procurar seu dentista pra reavaliar. Pode ser um pequeno processo inflamatório ou até uma infecção / abscesso.

  23. Olá Drª, gostaria que me tirasse algumas duvidas… iniciei um tratamento de canal no primeiro molar, no inicio durante o tratamento o Dr quebrou a lima dentro do dente…. Mas conseguiu tirar e fez o começo do canal, tampou com massinha e agendamos um retorno para o termino do tratamento…. Chegando o dia agendado durante a aplicação da anestesista senti um “choque” nos dentes da frente, e de imediato adormeceu meu queixo e boca (parte de baixo) avisei ao Dr e ele prosseguiu com o tratamento porem começou a doer na polpa do dente quando ele mexia, foi então que ele abortou a sessão e remarcados… ele me explicou do erro da anestesia e disse q no momento não poderia anestesiar novamente esse nervo q poderia me dar paralisia facial, e para que eu esperasse o término da anestesia, caso não passasse, deveria voltar ao consultório imediatamente. Passou, porém ainda sinto formigar e incómodos em uma parte da minha boca… Estou com medo de voltar lá e dar outra coisa errada, pior que já ate paguei… o que devo fazer? Essas coisas podem acontecer ou o dentista tende a ser ruim? Devo procurar outro profissional? Espero que possa me ajudar. Att Thais Graziely

    1. Acontece, Thais. Não é tão comum a parestesia (essa sensação de prolongamento do efeito da anestesia ou de sensações estranhas como formigamento, coceira, ardência, etc.) durante a anestesia, geralmente ela é consequência de uma cirurgia ou procedimento mais invasivo. Mas a parestesia não é consequência de um erro necessariamente, é uma complicação pós-procedimento que pode acontecer mesmo que todo o protocolo de atendimento tenha sido respeitado.

  24. Dra, meu último dente de cima está quebrado e com cárie, e agora a gengiva está um pouco pra fora (dentro do dente, não consigo ver direito) e sangra as vezes quando toco ela. Já faço tratamento todo mês na minha dentista e ela preferiu deixar esse dente pro fim do tratamento. A senhora acha que vai ser preciso extrair ou fazer um canal?
    Obrigado 🙂

    1. Gabriel, se for um pólipo pulpar (como explico no texto) e as raízes do dente estiverem ok, será preciso remover o pólipo e tratar canal. Mas “deixar para o fim do tratamento” não é uma boa ideia… você tem um dente aberto, um foco de infecção no seu organismo. No mínimo, é preciso remover o pólipo e fazer um curativo endodôntico (e, claro, esse dente não pode ser movimentado, se for o caso).

  25. Dra: eu tendo um dente que faz bastante tempo que ele esta estragado e quebrado, dai faz 3 dias que a gengiva esta dentro dele saindo para fora, eu devo me preocupar? É caso de hemorragia se extrair?

    1. Deve, Erlane. Pelo seu relato seu dente está aberto e com a polpa (nervo) exposta. É preciso tratar de acordo (tratamento de canal, provavelmente). Não há razão alguma pra você ter hemorragia. Procure um dentista assim que possível.

  26. Meu dente era obturado, ai caiu, ai fui no dentista, ela falou q precisava fazer canal e falou q ia deixar meu dente aberto pra aliviar a dor. Agora apareceu um desse e ta sangue escuro, aquele sangue roxo, queria saber se pode levar a algum problema de saúde, q ele esta latejando agora e doendo um pouco.

    1. Wesley, se você não tratar, pode… afinal é um foco de infecção no seu organismo, um dente aberto. Assim que possível faça o tratamento.

    2. Minha filha tem 6 anos e caiu o dente de leite, mas ficou uma bolinha vermelha… estou preocupada, o que pode ser… sendo que ja caiu mais três dentes e não houve nada… desde ja obgada pela atenção…

      1. Talvez nada, Patricia… apenas o aspecto da gengiva em cicatrização. Às vezes fica uma bolinha avermelhada, mesmo.

  27. Dra. Ana Tokus, meu filho esta com um dente dessa maneira (pólipo), ficamos enrolando também, quando vimos já estava, é hora de extrair e ele está com medo, pois as pessoas dizem que pode ter hemorragia, gostaria de saber da dra. se não é uma cirurgia de risco???

    1. Não Marli, não é uma cirurgia de risco, em si. Se a saúde geral do seu filho está ok, não há razão nenhuma pra hemorragia. Resolvam logo isso.

      1. Dra., é normal quando eu extrair um dente ficar um pedaço? E depois nasceu um pedaço de carne, isso já está com 3 semanas.

        1. Erisson, não. Mas às vezes o dentista deixa o pedaço lá porque, removê-lo, poderia ser pior para o paciente. Esse “pedaço de carne” pode ser só da cicatrização, mas seria bom que seu dentista verificasse.

  28. Dra. Meu dente furado quebrou e não resta mais nada dele, ficou apenas o buraco, hj senti dor e a gengiva inchou, isso pode ser grave?

    1. Elisa, se você deixar desse jeito, pode ficar. Procure um dentista pra avaliar, a raiz precisa ser removida também.

  29. Dra., sensibilidade no dente furado que foi restaurado é normal? Eu passei por restauração. Não foi nem canal, e nem prótese. O dente não doia antes, mas agora está meio sensível ao gelo. É temporario?

    1. Bruno, até uns 30 dias depois da restauração pode ser normal, sim. Via de regra é temporário. Mas do que isso, procure seu dentista pra reavaliar.

    2. Boa noite doutora, quero tirar uma duvida, ha muito tempo atras tinha um dente furado, o dentista fez a extracao do meu dente, mas a raiz do meu dente foi bem dificil de ser arrancada, deu muito trabalho na hora da extracao, uns 20 minutos depois da extracao tive que subir uma escada nao muito alta, quando cheguei no ultimo degrau meu coracao deu uma leve acelerada, e o sangramento nao parava, a noite acordei com um pouco de tontura, sudorese e taquicardia, que comecou aos poucos e foi acelerando cada vez mais, foi muito assustador, no outro dia voltei ao dentista e ele fez com que o sangramento parasse, alguns dias depois sentia falta de ar, desde o dia da extracao fiquei tendo taquicardia praticamente toda noite durante um ano, depois foi diminuindo, hj acontece, mas muito dificil, eu gostaria de saber se pode ter sido por causa dessa extracao, ja que nos meus exames cardiologicos nao acusaram nada.

      1. Acho improvável, Vera… a não ser que tenha um fator psicossomático envolvido, ou seja, a taquicardia tenha um fundo psicológico, não necessariamente físico.

  30. O meu dente está furado quase que da mesma forma da imagem. Porém eu não sinto dor. Eu perdi o meu dente por ele ter furado até a gengiva, ou ainda posso restaurar ele por um canal?

    1. Se a raiz estiver viável, pode ser possível tratar o canal e fazer pino e coroa, Brito. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  31. Oie Dra., tudo bem ?? Meu nome é Jéssica, tenho 23 anos.
    Entao, vou falar o meu caso, eu tava tratando os meu dentes, tipo caries, nao tinha canal.
    Ai nesse tempo de fevereiro desse ano eu comecei a sentir muita dor de um dente de tras, ai falei pro meu dentista, ele falou q é carie, entao enrolei pra arrumar. Ai uns tempo pra cá doi sempre e bastante e começa a latejar, nao conseguia comer e nem dormir, ai apareceu um caroço bem na gengiva, parecia um osso saltado, inflamado, e meu rosto ficou muito inchado, por causa do caroço q apareceu nao podia relar, doia, ai eu ficava com muita vergonha de sair de casa pk minha boca ficou torta e bem grande kkk
    Depois eu fui no dentista ele receitou alguns anti-inflamotorios e amoxilina, ai sempre tomava e parava, era pra tomar 7 dias pra mexer no dente, ai passou esse e nao murchava o caroço e começava doer novamente, fui ao dentista reclamar, ele me pediu fazer raio x pra ver se podia ser o canal q esta causando essa infeccao ou tbm pra ver se tinha pus.
    Ai eu tirei o raio x e entreguei pro dentista, ele realmente falou que precisava de canal e tirar aquele pus.
    Entao começamos o tratamento, ele fez um buraquinho no meio do dente em cima, ai começou a limpar, nossa doi demais, mas nao colocou a anestesia pk ia limpar pouco, ai ele limpou e tipo furou a gengiva dentro do dente pra sair o pus e aquele caroço. Ele deixou aberto o furo e nao fechou e tbm mandou nao comer aonde q ele fez o furo.
    Passou 2 semanas e nada de sair aquele caroço e o pus, eu tava latejando de dor ai cheguei no medico falei: doutor nao funcionou, nao saiu, oq eu faço 🙁
    Ele entao comecou a fazer a limpeza colocando remedio e curativo, nos primeiros dias doia, depois fiz outra sessao de curativo, passou um pouco a dor, e o inchaço da gengiva ele sai devargarzinho, agora ontem fiz outro curativo, aquele tipo pauzinho q enfia la dentro e quando ele esforca um pouquinho ele fica um pedacinho la e outro pedacinho o doutor joga fora, ele tava empurrando e eu pulei na maca kkk, encostou na gengiva, doeu um pouco, ai passou um liquido la e fechou com o curativo.
    E meu caroço muchou e esta so uma bolinha pequenina e nao sei, estou em duvidas se o dentista esta limpando e depois q a gente vai embora ele lateja e começa a doer, será q a polpa esta la ainda ou pk ele mexeu no dente?? Eu sei q foi sofrido, é, canal nao é facil pra ninguem :-/ e muito obrigada.

    1. Jéssica, que história LONGA. 🙂

      É comum que o dente doa entre as sessões de canal, afinal há um processo inflamatório em curso. Não acho que haja polpa ainda depois de tantas sessões.

    1. Procure um dentista o mais rápido possível pra tratar, Breno. Se o sangue sai do dente mesmo, vai ser preciso tratar canal.

    2. Olá doutora, esses dias atrás eu estava passando o fio dental e saiu um pedacinho do meu dente, mais tarde fui comer e doeu bastante, quando fui passar o fio novamente notei que saiu outro pedacinho e que havia um buraquinho e a comida estava entrando lá. O fato e que agora eu passo a língua e noto esse buraco, e toda vez que como entra e dói bastante, será grave?
      Obrigada!

      1. Dayze, se você não procurar um dentista pra tratar, pode ficar. Por enquanto, deve ser só o caso de restaurar o dente. Mas vá logo ao dentista, antes que o problema (e a cavidade) fique maior.

  32. Boa tarde dra, extraí um dente ontem, um dos molares, ele não doeu, mas hoje de manhã percebi q no lugar do buraco tem uma carne mole, gostaria de saber se isso é normal ou se devo procurar meu dentista???

    1. Em princípio, é só a gengiva em cicatrização, Carla. Na ausência de outros sintomas, acho que você não precisa se preocupar.

  33. Olá Dra., boa tarde, Tem uma gengiva dentro do meu dente e está como se fosse um buraco, porque ele quebrou, hoje fui surpreendido com uma espinha de peixe pequenina, que fui comer peixe no almoço, tentei tirar mas quando toca dói demais, tentei até tirar com uma pinça, mas dói muito ao tocar, o que fazer ?

    1. João, ir ao dentista. Você não pode ficar com esse dente aberto e com o “nervo” dele exposto do jeito que está… é preciso tratar o problema de acordo.

    2. Ola, eu tenho trauma de dentista, e o meu dente ta assim, irei ao dentista, mas isso e muito serio???

      1. Mariane, é sério, mas não necessariamente grave. De qualquer forma, tem que tratar… não dá pra ficar com o dente assim.

  34. Olá, bom, tenho 10 anos, a maioria dos dentes de leite que cairam nasceram normalmente outros dentes, mas teve dois dentes que caíram, um de cada lado da parte de cima quando eu tinha 9 anos, e agora tenho 10 anos e ainda não nasceram, e esses mesmos dentes esses dias pra cá estão soltando uns pedaços de carne do lado desses dois dentes, o que pode ser, será que é grave?

    1. Podem ser os dentes nascendo, Marcela. Às vezes demora alguns meses para o dente permanente nascer depois que o de leite cai, é normal.

    2. Olá Dra., tenho uma filha de 2 anos e ela caiu e quebrou o dente, mas o dente se espatifou, e carne q fica entre o dente saiu p fora e esta muito inchado, e ela não come nada, nem água. Fui ao dentista, ela me orientou q esperasse uma semana para o RX, esta cada vez mais inchado, e esta me preocupando e não sei o que faço, e gostaria de saber tbem se neste caso terá q seda-la??

      1. Camila, sem a radiografia não há como saber se houve algum dano à raiz do dente, É preciso fazer o quanto antes. O tratamento pode ser canal ou até extração, depende do caso. Não será preciso, necessariamente, sedar sua filha. Depende do caso.

  35. Ana, boa noite.
    Com sua recomendação procurei um dentista e já comecei os devidos tratamentos. Estava com 5 cáries e esse pólipo pulpar. Minha dentista conseguiu horários semanalmente, assim facilita e agiliza o tratamento. Preciso fazer uma exodontia do pólipo e ela me solicitou um raio x para a remoção do mesmo, para ela ter pedido isso pode ter algo de grave?
    E ela me perguntou se o meu pólipo sangrava, há alguma explicação?
    Agradeço, Deus lhe abençoe.

    1. Que bom, Will… fico feliz de ter ajudado de alguma forma. Sempre que se remove um dente é preciso uma radiografia, faz parte do protocolo, assim como perguntar se o pólipo sangra, faz parte do exame clínico / anamnese. Nenhum motivo em especial.

  36. Dra., meu irmão de 1 ano e meio quebrou o dentinho da frente numa fratura, ja estavam cariando e enfraquecidos, e quebraram os dois, e um quebrou totalmente, o que estava cariando. Ocorre que a gengiva cicatrizou e agora apareceram 3 bolhas de carne no lugar do dente, e no dente ao lado ja esta nascendo outra como a foto mostrada no blog. Sao dentes de leite, o que fazer com a criança?

    1. Antonia, se essas “bolhas de carne” forem pólipos pulpares, como explico no texto, é porque a raiz desses dentinhos ainda está dentro da gengiva. É preciso levar seu irmão a um dentista / odontopediatra pra avaliar e, muito provavelmente, extrair essas raízes.

  37. Dra. Ana, boa noite!
    Gostaria de uma orientação sua. Fiz um procedimento de canal no meu 3º molar esquerdo, da arcada inferior, há alguns anos, porem hoje fui surpreendido com o afastamento da parede esquerda do dente, o canal ainda está firme, mas o dente parece ter rachado, ela está mole, mas ainda não soltou. Sei que devo ir ao dentista, mas estou viajando a trabalho e estou fora da minha cidade. Estou muito nervoso, a Sra, pode me informar como devo proceder? Desde já agradeço!!!

    1. Aldo, o ideal é ir ao dentista, sim. Se por acaso não der agora, vá assim que voltar de viagem. E não mastigue com esse dente, ele está frágil e pode quebrar mais.

  38. Ola dra, fiz a extração dos sisos inferiores e hoje notei que nasceu uma especie de “carne” de onde havia ficado “buraco” do siso. Fui no dentista mais cedo, ele disse que estava tudo bem, mas hoje depois de 11 dias de cirurgia e ja sem os pontos comecei a academia, cheguei em casa e fui comer, senti um pouco de dor, quando fui olhar, no siso tinha aparecido isso. O que pode ser ? Devo retornar ao dentista ? Pode ter se manifestado devido ao esforço ?

    1. Bruno, seria bom seu dentista reavaliar, sim. Pode ser uma inflamação, uma hiperplasia gengival… ou só tecido de granulação, mesmo. Depende.

  39. Boa Noite!

    Me tire uma dúvida. Meu ciso está só um pedaço e com essa carne dentro, ela apareceu no buraco do dente faz umas duas semanas, só que hoje, do nada, ela está ficando roxa, quase preta, e está meio dolorido. Essa carne vai sumir, vai cair, sei lá? srsrsrsrs

  40. Olá Dra. Ana. Fiz canal ha um tempo, mas não terminei o tratamento. Comecei a ficar com trauma de retornar ao dentista. Daí então que o dente que estava com o curativo quebrou, no início ficou um buraco que não doía, mas o tempo se passou e começou a inflamar, esta inflamado, inchado, doendo, e com essa carne por cima como na foto acima. Gostaria de saber se é muito grave, e qual o procedimento que deve ser realizado. Obrigada!

    1. Vanya, não que seja grave em si, mas seu dente está aberto e representa um foco de infecção no seu organismo, o que nunca é uma boa ideia. O tratamento, em princípio, consiste em remover essa “carne”, terminar o tratamento de canal e restaurar o dente. Quanto antes você fizer isso, melhor.

      1. Boa noite! Dra. Ana, o dente está mole e inflamado. Para remover esta carne é preciso estar desinflamado?

        1. Provavelmente. Mas quem decide isso é o dentista… se ele achar necessário medicar e aguardar, ok.

    1. Victor, a remoção do pólipo é rápida (15 minutos). Aí depende se seu dentista já vai trabalhar no canal do dente, também.

  41. Tenho 14 anos e um dos meus dentes do fundo quebrou, restando apenas um pedaço, e está com essa tal “gengiva” dentro. Eu estou bastante envergonhada de ir no dentista, não sei o que fazer! 🙁

    1. Por quê, Camila? Não precisa ter vergonha, o dentista “serve” pra tratar seu dente, mesmo! Ele não vai ficar “olhando”, ele vai avaliar e propor um tratamento pra resolver o seu problema. Só um dentista pode ajudar, então, quanto antes você procurar um, antes você soluciona isso.

  42. Olá dra, como vai?

    Por gentileza, me tire uma dúvida, é possivel recuperar um dente que esteja danificado como esse da foto? Que esteja quebrado que só sobrou um lado, mas sem o pólipo, pois estou com um assim, já tirei radiografias e levei para minha dentista, ela disse que daria para salvar, mas quem vai fazer tratamento no meu dente á o esposo dela, mas a senhora acha que é possivel recuperar por meio de um canal e uma restauração? Desde já fico grata.

    1. Ione, se pelo menos a raiz do dente estiver boa, é possível fazer tratamento de canal + restauração. E se a destruição coronária for como a da foto, já deve ser caso pra pino + coroa, ou no mínimo bloco, porque uma restauração direta não ofereceria a resistência necessária. Mas, em princípio, tem tratamento, sim.

  43. Oi, estive com alguns dentes cariados, e por não tratá-los, por vergonha e tbm por medo de ir ao dentista, os perdi.
    Ultimamente tenho vivido a base de anestésico, por sentir mt dor 🙁
    Pesquisando no Google, vi que, os q perdi, estão com raiz residual.
    Gosto mt de sorrir e essa negligência está me deixando pra baixo.
    Raiz residual, tem jeito?

    1. Tem, Fernanda: extração e prótese. Mas talvez você não tenha raízes residuais (inviáveis), mas raízes boas e viáveis pra fazer pino e coroa. Procure um dentista pra avaliar.

  44. Olá, eu tenho 17 anos e fiz um canal, mas depois de uns meses o que o dentista colocou no meu dente simplesmente saiu, estava um buraco no lugar onde ele mexeu, eu não fui no dentista porque não estava doendo, mas agora o dente quebrou só um pedaço e ficou o resto do dente ainda na minha boca, começou doer um pouco… Será que tenho que arrancar? (um pedaço do dente já caiu) tenho medo de dentista, por esse motivo demorei tanto a tratar…

    1. Lidia, se pelo menos a raiz do dente ainda estiver boa, não é caso pra extração. Mas pode ser necessário pino e coroa. Procure logo um dentista, antes que o dente quebre mais.

  45. Olá Dra, eu sempre procurei escovar bem os meus dentes, no geral ter uma boa higienização, mas parece que nunca foi suficiente, pois alguns dentes meus quebraram de repente e numa velocidade enorme. Um deles quebrou totalmente ficando só a raiz. Pelo que avaliei, esses dentes (superiores do canto, pareciam inteiros) começavam a ficar ruins pela raiz, na gengiva, não sei explicar. São três no total, e que pretendo extrai-los, mas para isso tenho que ter uma valor em dinheiro significativo, pois não quero apenas arrancar eles. Gostaria de saber se tem alguma explicação pra isso, dentes mesmo higienizados criarem cárie e quebrarem tão rápido.

    1. André, dentes bem higienizados não ficam cariados. Isso não quer dizer que eu duvido de você quando você diz que faz de tudo pra mantê-los limpos… eu acredito! O problema é que tem algum fator aí que precisa ser identificado. Existem condições que predispõem à cárie por dificultar / prejudicar a higienização (apinhamentos dentários e dentes mal posicionados, por exemplo), além da qualidade da saliva (fluxo, composição, pH), presença de certas bactérias acidogênicas, etc.. A cárie é uma combinação de fatores. O que acontece muito é que haja cáries “internas”, que são silenciosas, que só são percebidas quando já fizeram um grande estrago… aí parece que o dente “desaba” de uma uma vez só… mas na verdade a cárie já estava agindo havia muito tempo! Eu falo sobre esse processo aqui –> https://medodedentista.com.br/2012/11/como-a-carie-invade-o-dente.html

  46. Olá doutora, boa noite, há um mês ou mais arranquei um pedaço de dente e depois dessa extração infeccionou e consequentemente tive fortes dores e tomei a medicação correta e agora não dói mais, porém surgiu uma espécie de caroço que cobre o buraco e eu fui no dentista ele me falou que precisa ser removido pois era um tecido esponjoso, eu gostaria de saber se eu não remover pode tornar algo mais sério pois to com medo de se tornar algo grave. Obg.

    1. Pela sua descrição é um pólipo pulpar, como explico no texto, Caroline. É preciso tratar sim, o “nervo” do seu dente está exposto… não é só questão de tomar remédio. É preciso remover isso, tratar o canal e restaurar o dente adequadamente (com bloco ou coroa, depende do caso).

      1. Olá doutora, obrigada pela resposta, mas o problema é que eu ja arranquei o dente e ja foi retirada a raiz, so que pela inflamação que eu tive surgiu esse caroço bem onde fica o buraco que foi arrancado o dente, e pelo que o dentista disse é preciso remover pq se não não vai cicatrizar, devido a esse tecido que está dentro da gengiva. Muito obrigada doutora pelo trabalho maravilhoso de ajudar pessoas a tirar dúvidas. Bjs

        1. Então tem que remover! Faça isso, não me parece algo opcional.

          Por nada, fico feliz em ajudar. 😉

        2. Olá doutora, meu dente quebrou após isso do caroço acontecer, e ele está muito mole, quase saindo, eu gostaria de saber se eu arranco ou não ? Obrigado.

          1. Depende da avaliação do dentista, Luis. o dente pode estar mole e, mesmo assim, não ter indicação de extração, mas de tratamento de canal, por exemplo. Depende do caso.

  47. Um dente meu esta assim e ele foi quebrando aos poucos, ficou um buraco enorme e a gengiva esta bem exposta, e doí quando tocada, quando escovo os dentes nem sempre sangra, o que pode ser isso ?

    1. Um pólipo pulpar, como explico no texto, Christian. Você leu? Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  48. Meu filho tem 10 anos e o pré molar caiu hoje. O permanente já está aparecendo, mas tem tipo uma carne crescida na gengiva. O que pode ser? Nunca reclamou de dor. Será que pode ser esse tal de pólipo? Isso poderá trazer problemas para o dente permanente?

    1. Daniele, acredito que não, pois o dente permanente teria que estar com um “buracão” pra ser um pólipo. Creio que essa “carne” seja apenas a gengiva “rasgada”, que volta a ficar lisa com o tempo. Leve-o ao dentista pra avaliar.

  49. Dra. Ana,

    Meus dentes sempre tiveram sulco pigmentado. Há mais de um ano eu quebrei um dente comendo um pão. Para minha surpresa, ele estava totalmente oco. Nos primeiros dias doía muito porque entrava comida nesse buraco. Depois de um tempo perdi essa sensibilidade e comecei a mastigar normalmente. Não tenho nada parecido com a foto acima. Vou tentar explicar o que vejo. Quando olho para o buraco vejo um “chão vermelho”. Não há nenhum tipo de carne, nada sobressalente. Só dói ou sangra se cutucar. Apesar de ter o dente oco, tenho metade da coroa intacta. Então, gostaria de saber, como deve ser a estrutura de um dente para que ele posso ser “salvo”? Por exemplo, o dente da foto acima poderia ser restaurado ou teria que ser extraído? A cárie interna também interfere na decisão de salvar ou extrair um dente? Obrigada!

    1. Alexandra, basta que a raiz do dente esteja boa pra que ele possa ser mantido. No seu caso, me parece que é possível. O “chão vermelho” que você ou é a polpa (nervo) do dente já exposta ou QUASE. Acho que há indicação de tratamento de canal + pino + coroa pra esse seu dente. Procure um dentista pra avaliar logo, antes que a cárie aumente e a raiz acabe comprometida, levando à extração.

  50. Olá, tenho quatro dentes furados, nunca fui ao dentista por medo rs, e hoje me prejudica muito, estou sentindo muita dor e ao mesmo tempo os sisos estão nascendo 🙁

    1. Isabelly, então já é hora de procurar um dentista! Compreendo que você tenha medo, mas se você nunca foi, seu medo é o medo dos outros… não o seu. Vá logo e pare de sentir dor. 😉

  51. Tenho um dente que ha muitos anos fiz uma restauração, e agora ele tá criando uma carne em volta, como se fosse um bolha dura que num sei como explicar. Já tá como um mês que tomo antibiótico e anti-inflamatório e não vejo resultado. O que faço?

    1. Procure um dentista, Lidiane… e PARE de tomar remédio por conta própria, principalmente antibiótico. Como é que você sabe que precisa de antibiótico se nem sabe se há infecção? Pode ser uma hiperplasia gengival, gengivite ou outro tipo de lesão. Procure ajuda profissional o mais rápido possível, ok?!

  52. Olá, do nada apareceu uma gengiva no meio do meu dente, ela nao dói mas qnd passo fio dental sangra. Não sei mais o q fazer ou o q pode ser!!! Me ajude !!!!

    1. Marle, como explico no texto, é um pólipo pulpar ou gengival. Não há nada que você possa fazer além de procurar um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  53. Ana, estou com um dente cariado faz mais ou menos 6 meses, como não doeu não me preocupei. Mas nesse ultimo mês o dente inchou de uma forma inexplicável, minha bochecha ficou um pouco maior e as dores são horríveis. Depois dessa dor percebi que ficou uma bolinha avermelhada dentro do dente, ela fede e se eu mexer com um cotonete sai sangue. Há algo de muito grave em meu dente? Fico com medo de ir no dentista do bairro, pois a anestesia me dá calafrios. Outra dúvida, todos dentistas passam aquele gelzinho antes de aplicar a anestesia que é a com agulha?

    1. Will, pela sua descrição você tem um pólipo pulpar, como explico no texto. Sendo isso, é caso pra tratamento de canal. O anestésico tópico pode ser usado antes da anestesia sim, peça para o seu dentista.

          1. Tenho pedaços de dente na gengiva escondidos, nao doia e acabei fazendo muita força e começou a doer, e agora meu rosto ta inchado, n da pra ver os pedaços de dente que ficaram, oq faco?

          2. Luelio, procure um dentista! Não há nada que você possa fazer por conta própria. É preciso avaliar e tratar de acordo. É provável a necessidade de extração.

  54. Olá! Dois dentes meus do fundo quebraram, e acho que é do mesmo jeito que você descreveu nessa matéria. Não estão muito quebrados, apenas metade de cada um, mas doem e as pontinhas arranham minha bochecha e língua. O que posso fazer? E que tipo de tratamento o dentista irá usar?

    1. E tem “gengiva” dentro deles, Beatriz? Se sim, ou é tratamento de canal ou extração e, depois, restauração / bloco / coroa (dependendo do caso). Se não houver “gengiva” dentro deles, pode ser que apenas restaurar já resolva. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

      1. Embaixo de um deles, tem outro nascendo, já que o que quebrou é ‘de leite’. A extração é a melhor opção? No outro, tem só uma ‘gengiva’ pequena.

        1. O de leite deve ser extraído, sim. Se o outro é permanente, deve ser caso de tratar o canal. Procure um dentista pra avaliar, se não ficaremos aqui apenas supondo. 😉

  55. Olá, arranquei meu dente siso já tem uns 2 meses e meio, porém de um tempo pra cá cresceu uma carne no lugar onde era meu dente, sinto que ficou para cima, incomoda bastante, quando escovo meu dentes sai um pouco de sangue. Já fui ao Dentista, é muito demorado pelo meu plano, tem algo que posso fazer de imediatamente? Minha volta com o Dentista é daqui há um mês.

    1. Nayara, provavelmente isso é da cicatrização, e essa “carne” vai regredir aos poucos, a gengiva vai ficar liza novamente. Em princípio, apenas continue higienizando bem (mesmo que sangre).

  56. Olá, um pedaço do meu dente quebrou há um tempo, mas como não senti dor, não procurei um dentista, criou essa carne bem no ponto que ele quebrou, mas continuei sem dor, agora há uns 5 dias estou com muita dor nesse dente, tomando anti-inflamatório, mas não percebo melhora, estou aguardando condições financeiras pra ir ao dentista. Mas essa carne não sangra, e agora está ficando branca na parte de cima, o que pode ser? E o que posso fazer para pelo menos aliviar esse quadro?

    1. Parece um pólipo pulpar, como explico no texto, Larissa. Compreendo a questão financeira, e você até pode tomar um analgésico, mas você tem que ir ao dentista pra resolver isso… se não, não vai parar de doer.

  57. Oi minha filha tem 5 anos e nem nasceu todas as panelas, mas esta nascendo uma bolinha de carne onde seria o lugar de um dente, o que pode ser?

    1. Lais, não dá pra dizer ao certo só com base na sua descrição… pode ser alguma lesão de gengiva ou um pólipo pulpar, como explco no texto. Leve sua filha ao dentista / odontopediatra pra avaliar e tratar de acordo.

  58. Oii eu tenho 13 anos… eu tenho um dente furado e tem um especie de carne dentro dele, ñ doi pra mim, ele ta meio mole, mas ele ñ quer sair acho q a carne ta meio em volta dente… e o unico dente da minha boca q t esse problema… como posso resolver?

    1. Indo ao dentista. Peça pra um responsável acompanhar você ao dentista pra resolver isso. Pode ser preciso tratamento de canal, talvez, até extração. Se esse for um dente de leite – o que é possível pela sua idade – deve ser caso de extração.

    1. Luana, como explico no texto, pode ser um pólipo pulpar ou um pólipo gengival. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  59. Dra. Obrigada por responder minha pergunta. Agora quero saber mais uma coisa: do lado do meu dente se formou uma bolinha um pouco grande com pus, muito dolorida. Só que essa bolinha está sumindo sozinha, eu estou tomando amoxilina 500mg ha 6 dias, receitada pela dentista. Minha pergunta é: a amoxilina trata e elimina o pus sozinha? Porque eu a bolinha não furou e mesmo assim o pus esta sumindo e a bolinha também, e o dente esta a cada dia menos dolorido.

    1. Marcela, quem está eliminando o pus é o seu próprio organismo, através de uma fístula (um caminho dentro da gengiva que leva até o meio bucal). Quando não houver mais pus, não sai maia nada. O antibiótico em si não elimina esse pus, ele trata a infecção. De qualquer forma: o que importa, agora, é eliminar a causa da infecção… se for o canal desse dente, é preciso tratar o canal assim que possível.

  60. Dra. Boa tarde, me ajude por favor… Meu dente que é um dos de trás, estragou e quebrou toda a parte de cima ficando a outra parte bem rente a gengiva. Só que na noite de domingo doeu a noite toda e na segunda minha boca do lado do dente inchou muito, muito mesmo. Procurei o dentista no posto de saude e fui informada que ela está de férias e so volta daqui a 15 dias. Procurei uma dentista amiga de uma amiga minha e ela receitou amoxilina 500 mg, porque o dente está muito inchado mas não tem sinal de pus, ou se tem nao da para perceber, ja faz 3 dias que tomo amoxilina e paracetamol e ainda está muito dolorido e um pouco inchado. A gengiva que esta em volta do dente está inflamada e dolorida, parece que vai envolver todo o dente. O que pode ser ? Será que vai ser preciso cortar a gengiva para extrair o dente?

    1. Marcela, pelo seu relato não dá pra dizer qual o provável tratamento… pode ser um caso de cirurgia gengival + canal + pino + coroa, cirurgia gengival + canal + restauração, cirurgia gengival + restauração ou até extração, dependendo da fratura. É preciso avaliar.

      1. Tbm tenho esse problema, sempre tive TERROR de dentista e preferia a dor do q ir ao dentista, aí meu dente estragou tanto q ficou só praticamente a raiz, de impossível recuperação, será possível extrair? Como vai ser? É muito caro esse tratamento? Me ajuda.

        1. Possível é, Rafa. Mas é preciso avaliar se realmente é caso pra extração, talvez não seja. Se a raiz estiver boa, é possível fazer pino e coroa. Procure um dentista pra avaliar.

    1. Daniel, não há nada que você possa fazer por conta própria. Procure um dentista! Ou é caso pra tratamento de canal e restauração (ou bloco, ou coroa) OU extração.

    2. Fiz tratamento de canal e coloquei núcleo e coroa. Mas depois de um tempo ambos caíram e fiquei uns meses sem voltar ao dentista e nasceu uma carnezinha dentro desta raiz tratada, será que terei de arrancar a raiz e perder o tratamento???

      1. Liliane, se o canal foi tratado antes de se colocar o pino, a “carnezinha” não deve ser um pólipo pulpar, como explico no texto. Ou é a gengiva que “entrou por baixo” do dente, ou é a gengiva que invadiu o espaço do pino e da coroa na ausência deles, ou seja, uma hiperplasia gengival. Na primeira hipótese deve ser necessário extrair, já na segunda, deve ser preciso uma pequena cirurgia pra remover esse excesso de gengiva antes de fazer novos pino e coroa.

  61. Boa tarde, meu nome é Brenda, tenho dois dentes abertos em minha boca, nos dois havia um curativo, que durou cerca de dois anos, mas caiu de um dente, o que esta numa situação pior, o buraco esta aberto, com um mau cheiro horrível, e com esta carne dentro, antes só de encostar já sangrava, agora virou uma carne mais dura, o dente esta totalmente mole, rachado ao meio, mas algo esta o segurando muito, queria saber se é este nervo ou carne que o mantem ali???? O outro esta aberto, mas só superficialmente, é com o lado dele que ainda posso mastigar.

    Aguardo,
    Obrigada.

    1. Brenda, depende do tipo de pólipo… pode ser tanto o “nervo” quanto a gengiva, é preciso avaliar clinicamente pra se ter certeza. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  62. Olá Dra., tenho muito medo (pavor, pânico) de dentista. Tinha quebrado o dente primeiro molar mas fui deixando esse dente quebrado, chegou a quebrar toda a coroa, mas tem pedaços do dente e a gengiva nesse pedaço está avermelhada e tem um pedaço de carne. Mexi com um palito de dente e vi que é praticamente a gengiva que inchou, mas minha cabeça desesperada me diz “é um câncer de boca”. Encontrei essa postagem e vi que pode ser um polipo. Liguei para agendar uma consulta e ver o que pode ser feito, mas agora só daqui 1 semana. Como diferenciar polipo de câncer? Preciso saber se não até lá eu enlouqueço. Analisei toda a minha boca várias vezes e não encontrei ferida alguma, apenas nesse dente quebrado há esse pedaço de carne. Será que a sra poderia me dar uma luz? Muito obrigada!

    1. Bruna, sua descrição é clássica de pólipo pulpar, não de câncer. Relaxe e curta o recesso de fim de ano (mas vá ao dentista assim que der!). 😉

  63. Boa noite, tenho 16 anos e estou com um dente aberto, fui ao dentista e recebi a documentação pra extração, o dentista que iria extrair remarcou cmg umas 4 vezes, desisti de arrancar, mas ha uns 2 meses percebi que estava crescendo uma bolhinha no dente, ficou semelhante a este da foto, no inicio achei que era um abscesso mas agr ele não está mais vermelho, se tornou branco com um pontinho preto, com um palito de dente consegui remover a camada branca, mas o preto ainda permanece e dói qnd tento qualquer movimento em cima (do ponto preto), estou sentindo o dente, porem n tenho como fazer a extraçao, pois estou indo viajar e n quero viajar com os pontos, o q fazer ? Será que é a raiz do dente aparecendo, ou uma carie ? Estou muito preocupada !

    1. Brunna, se tem que extrair, tem que extrair… não é opcional. Não há o que fazer além de extrair. Se você não quer viajar tendo pontos, pode deixar pra depois da viagem, mas nada garante que o seu dente não vai doer até lá.

  64. Doutora, estou grávida e nasceu essa carninha dentro de um dente q esta estragado, tem algum problema se tiver q extrair, ou se tem alguma forma de sarar ou fazer algo pra não doer ou não aumentar, algum remédio, ate eu ganhar o nenem e poder extrair o dente. Não fui antes no dentista por medo e agora q engravidei apareceu isso…

    1. Luzia, só um dentista pode ajudar. Mesmo grávida, você tem que procurar um dentista… nada garante que seu dente não vai doer ou que essa “carne” não vai aumentar. É preciso tratar de acordo, e talvez nem seja o caso de extrair, mas de remover a “carne” e fazer um curativo até que seja possível tratar o canal ou extrair o dente.

  65. Doutora, possuo um pólipo dentro do meu dente também. Não faço ideia de qual dos dois tipos seja. Sei que não adianta mais fazer canal, porque os dentistas que eu fui ja disseram que o dente precisaria ser extraído. A minha dúvida é se o dentista precisa ter alguma especialidade ou se pode ser qualquer dentista que faça extração de dentes. Também gostaria de saber se o dente for extraído, o pólipo já sai ou precisa ser retirado, ou se isso depende de qual deles é.
    Agradeço.

    1. Letícia, às vezes nem dá pra saber qual dos dois tipos de pólipo é só olhando. Sim, qualquer dentista pode extrair seu dente, e o pólipo é removido junto.

  66. Doutora, estou com um dente aberto com canal já faz um tempo, e por isso tenho medo de que doa muito quando for fazer o tratamento. Será que seria possível, na sua opinião, o meu dentista extrair esse dente?
    Desde já agradeço.
    Emily

    1. Possível é, Emily. Mas se o dente é viável, não é uma boa ideia, pois você vai precisar usar prótese. A anestesia pra fazer o canal ou a extração é a mesma, e ela costuma dar conta nos dois casos. Se fosse em mim, eu trataria o canal.

  67. Olá, dra. Ana.
    Fiz uma extração de uma raiz com canal, já faz 18 dias hj, ainda estou com a boca inchada e sinto dores, retornei ha dois dias com o dentista que fez a extração (que por sinal foi terrivel pq ele colocava muita força, a ponto de doer o outro lado do queixo), ele receitou amoxilina, depois disse criou-se dentro do buraco da extração uma bolha como se uma gengiva, porém, bem delicada, como a da foto de sua postagem. Devo continuar com a medicação que pode desinflamar ou procurar novamente o dentista?

      1. Dra. Ana, estou ha 21 dias com uma carninha molinha dentro do buraco da extração, estou tomando nimesulida e amoxilina, devo me preocupar pq não diminui e continua avermelhada? Qto tempo para cicratização total?

        1. Cleia, isso deve ser apenas tecido de cicatrização, o que é normal e esperado dada a situação. Não acho que você precise se preocupar. A cicatrização total vai levar semanas (até meses, em nível ósseo).

          1. Olá doutora,
            De volta aqui, pq acho justo lhe informar como estou diante da tranquilidade que me passou.
            A novela do dente chegou no natal, então, senti algo estranho no local da extração e toquei com a lingua e o dedo, acredite, havia dente ainda, e eu mesma retirei. A principio sangrou, mas como não senti dores, continuei, aconteceu novamente na virada de ano. Agora ja esta cicatrizado e espero eu que não tenha mais nada no local. Esta semana estarei fazendo um raio x facial e espero não ter surpresa.
            No mais, muito obrigada e Grande Abraço.

  68. Dra, a mensagem é apenas para parabenizá-la pelo trabalho incrível que você faz. Impressionante a atenção que da aos comentários. Parabéns mesmo! Fico feliz em ver trabalhos como o seu!

      1. Boa noite, minha filha tem 6 anos, os últimos dentes estão nascendo, reparei hoje que a gengiva dela tem uma bola enorme de carne que chega a ser maior do q os dentes dela, nesse local onde saiu esse bola n tem dente ainda, o que poderia ser isso doutora?

        1. Gilvana, difícil dizer ao certo só com base na sua descrição. Pode ser o dente por baixo da gengiva, pode ser alguma lesão na gengiva, uma hiperplasia gengival… depende. Leve-a ao dentista / odontopediatra pra avaliar.

  69. Boa tarde Dra.
    To com dor de dente tem 4 dias já, meu marido mandou eu ir no dentista, só que eu tenho por mim que eles não vão fazer nada, por conta de estar inflamado. Meu dente quebrou, e eu não fui tirar dois pedaços que ficaram na gengiva, agr estou sofrendo com isso. O que eu faço ?

    1. Joyce, vá ao dentista. Lá ele vai decidir se já pode fazer algum procedimento ou se, primeiro, vai prescrever alguma medicação. Alguma coisa ele vai fazer pra ajudar você, pode ter certeza.

  70. Doutora, meu dente de baixo que mastigo está todo quebrado e apenas ums caquinhos que mal aparecem, e pra completar cresceu um pedaço de gengiva ha poucos dias. E dói, e só posso mastigar do outro lado, mas o outro lado já tá quebrado também, tô com medo de comprometer os dois lados, o que faço?

    1. Wagner, procure um dentista o mais rápido possível pra tratar de acordo. Mastigar do outro lado não resolve o problema, pelo contrário. Provavelmente será preciso extrair o dente com “caquinhos”, e é preciso tratar o dente quebrado do outro lado, também. Do jeito que está, há pelo menos esses 2 focos de infecção no seu organismo, o que nunca é seguro.

  71. Boa noite Dra.
    Obrigada pelo post.
    Me formei recentemente e apareceu um caso na clínica de pólipo.
    Remover o pólipo e fazer a endo é impossível, pois o que resta da coroa já apresenta mobilidade e deve ser extraído.
    A minha dúvida é, para exo precisa fazer algum protocolo diferente de uma exo comum?
    E quanto a medicação? Devo fazer profilaxia antibiótica? Como proceder neste caso?
    Obrigada!

    1. Maria Rita, em princípio não há necessidade de profilaxia antibiótica, a não ser que a anamnese forneça alguma informação que indique. O protocolo é o mesmo de qualquer exo, apenas remova o pólipo antes de luxar com uma cureta afiada (se achar que será preciso odontosecção, senão deixe ele lá “quietinho”, pra evitar sangramento).

  72. Dra., tenho uma bolinha dura vermelha e nao sai pus no dente canino 43, ja tem um ano, ja procurei varios dentistas especialistas em periodontia e canal e pelo raio x nunca é nada, eu tenho contencao e pedi minha dentista para tirar a parte que estava no canino, mesmo assim nao resolveu nada, sera que nao seria cancer?

    1. Si, não vejo qualquer característica de câncer. Mas sugiro a avaliação de um dentista especialista em Diagnóstico Bucal (Estomatologia).

  73. Olá Dra.

    Tenho 19 anos e com 18 decidi, por ordem da minha odonto, extrair 2 caninos que eram de leite. O problema é que aparentemente eles “absorveram” os permanentes! Ambos dentes que acabaram de nascer praticamente não tem coroa. Isso é um grande problema? É comum casos assim? Preciso fazer canal?

    Só ressaltando que uso aparelho e sofro com apinhamento dentário, preciso extrair 4 pre-molares para alinhar meus dentes. Seria uma boa manter esses 4 ‘bonitinhos’ e extrair os – que nem posso chamar de dente – caninos?

    E para finalizar: como é extraído um dente que não tem coroa? Cirurgia?

    Desde já agradeço pela atenção!

    1. Patrick, é altamente improvável que as coisas tenham acontecido da forma que você conta. Dente de leite não reabsorvem permanentes e, se isso tivesse acontecido, a reabsorção seria em raízes, não em coroas. Mande uma foto do seu sorriso pra eu entender o que está acontecendo, por favor –> [email protected]

  74. DOUTORA, FIZ CANAL NO MEU DENTE MAS NAO TIVE COMO FAZER O BLOCO, AGORA ELE QUEBROU E A GENGIVA DO LADO DELE ESTA INCHADA E FICANDO ESCURA, O Q PODE SER?

    1. Silmara, você tem que procurar seu dentista pra verificar a extensão da fratura. Pode ser que seu dente tenha quebrado até por baixo da gengiva, e aí pode ser caso de extração. Mas se as raízes estão ok, agora será preciso fazer pino + coroa completa. Vá ao dentista assim que possível.

  75. Meu dente estragado quebrou do lado.
    O dentista falou: devido a ter quebrado a carne cresceu em cima e terá que fazer a extração.
    Agora a carne já cobriu o buraco do dente.
    Gostaria de saber se essa cirurgia é demorada? Dura em média quanto tempo?
    Pois não estou conseguindo criar coragem para ir ao dentista fazer a extração, tenho muito pavor.

    1. Bruna, claro que depende da situação, mas uma extração dentária costuma levar uns 40 minutos. Pode ser mais rápido, pode ser mais demorado. Não precisa ter medo, é um procedimento seguro e feito com anestesia local, o que garante que você não sinta dor.

  76. Dra. Por favor… a minha filha tem 8 anos e tem um polipo no dente molar ainda de leite… o dentista disse k tem de retirar o dente e usar um aparelho para mim bastante caro para quando o definitivo nascer estar la o sitio para nascer corretamente.
    A minha pergunta é?
    É mesmo necessário o aparelho?
    Obrigada.

    1. Ana, creio que seja um “mantenedor de espaço”. A ideia é, mesmo com a perda precoce do dente de leite, manter o espaço adequado para o dente permanente nascer sem problemas. Em se tratando de um molar, costuma ser necessário, sim.

    1. Leticia, como explico no texto, é preciso identificar se a “gengiva” é gengiva mesmo ou um pólipo pulpar, neste caso seria o “nervo” do dente que cresceu. O tratamento depende disso. Se for a gengiva, provavelmente já é caso de extração, se não, a indicação é de tratamento de canal. Procure um dentista assim que possível.

  77. Dra. tenho uma dessas no meu dente, so que ela soltou e ficou grudada so na pontinha, ela ficou “em pé”, tem como arrancar ela?

    1. Tem, Emilly. Procure um dentista pra fazer isso e tratar o dente. Apenas remover o pólipo não adianta nada.

  78. Dra, meu dente havia quebrado e eu fui ao dentista, ai teve que fazer canal, mas não tive condições p pagar uma peça p restauração do dente, passou-se alguns dias e a outra parte do dente quebrou e ficou só um pedacinho na raiz e essa “gengiva no dente”, o que será que pode ser feito? Abs

    1. Vitória, se o canal foi tratado não faz sentido que haja um pólipo pulpar… creio que pare da gengiva “subiu” na raiz do seu dente. Sendo isso, será preciso remover a gengiva e, a raiz estando viável, fazer pino + coroa. Procure um dentista pra avaliar.

  79. Dra. Estou grávida e saiu essa gengiva no meio do dente quebrado. Quando eu mexo sai pus, o dentista disse que não há o que fazer pela gravidez, isso afeta o bebê?

    1. Camila, ter uma infecção no seu organismo não é uma boa ideia nem pra você nem para o bebê. Não é verdade que “não há o que fazer pela gravidez”, é possível, pelo menos, fazer uma limpeza no local, um curativo. Procure um dentista que faça isso.

  80. Doutora, estou com uma bolinha dura que não dói na gengiva na parte inferior interna da boca. Abaixo de um dente com cárie. Nunca cresceu e nem sai pus.
    O que pode ser? Será câncer? Socorro.

    1. Fabiane, se você sabe que tem cárie, procure lógo um dentista pra resolver isso! Aí ele já avalia e vê o que é essa “bolinha dura”. Não tem característica de cêncer, pela sua descrição.

  81. Dra. Meu dente esta tipo com a gengiva pra fora, mas ele não sangra nem doi, isso apareceu hoje de manhã. Qual o tratamento ? Devo ir ao dentista imediatamente? Pode ser necessario a remoção do dente?

    1. Ingryd, “gengiva pra fora” como? Como na foto do post? Se sim, você precisa procurar um dentista sim, o tratamento pode ser o tratamento de canal ou até a extração, no caso da estrutura do dente já estar comprometida.

  82. Olá Dra, eu tenho polipo pulpar exatamente como o da foto em 2 dentes, pra retirá-los é um procedimento simples? Morro de medo de ser algo complexo, e notei tb que a gengiva em torno desses dentes fica crescendo (acho que é hiperplasia gengival) como se estivesse cobrindo o mesmo, é comum isso? E o excesso de gengiva vai ser cortado tb? Agradeço se puder responder.

    1. Joel, em princípio é simples, mas são pequenas cirurgias. O pólipo precisa ser removido e os canais dos dentes tratados (se ainda for possível), e a gengiva que cresceu sobre o dente precisa ser cortada, também. Depois de tudo isso, provavelmente será necessário pino + coroa. Procure um dentista pra avaliar.

  83. Olá Dra.

    Tenho 18 anos e recentemente extrai os 2 caninos superiores de leite para nascer os permanentes. O problema é que aparentemente nasceu um “caco”! Dentro do mesmo encontra-se a gengiva (como citado no tópico), e em pouco tempo de nascido já se apresenta (o dente mesmo) escuro – preto. Minha dentista pediu um tempo até nascer por completo. É possível não ser o permanente? E sim, o resto da raiz do de leite?

    Obrigado!

    PS: Não aparenta muito ser um dente.
    PS2: Existe casos no qual o canino nasça com a coroa estraçalhada?
    PS3: Caso seja o canino, posso substitui-lo pelo pré-molar, já que obrigatoriamente terei que extrair 4?

    Obrigado!

    1. Patrick, provavelmente é um dente com alguma anomalia de forma. Porque se fosse a raiz do dente de leite, sua dentista teria simplesmente extraído. Substituir o canino pelo pré-molar é uma possibilidade, sim. Converse com a sua dentista.

  84. Oi doutora, minha filha esta com essa gengiva dentro do dente, mas ela só tem 6 anos e ainda é o dente de leite. O q precisa fazer ?

    1. Diegues, a situação é a parecida com a que ocorre em dentes permanentes: pode estar indicado o tratamento de canal ou a extração. É preciso levá-la ao dentista / odontopediatra pra avaliar e ver qual é o caso.

  85. Olá Dra, muito obrigada pela iniciativa de falar sobre esse assunto, isso abriu meus olhos para o que eu ha tempos já devia estar cuidando. Meu dente assim como na imagem está com o nervo saindo. Ha anos atrás eu fiz um canal, e com o tempo o dente parecia fraco e acabou quebrando bastante, tem só um pedacinho e está muito escuro, a parte de dentro prox ao céu da boca percebi ha alguns dias q está mole e também tenho um abscesso. Tenho consciência q já deveria ter cuidado, mas esse tratamento não é barato e eu não tenho condições. Fui na emergência ha uns 15 dias e me orientaram a procurar uma clínica universitária, mas confesso que tenho medo pela inexperiência dos alunos e também vergonha de estar assim. A Sra. conhece esse tipo de instituição? Me recomenda procurar e fazer o tratamento com eles?

    1. Aninha, conheço sim. Aliás, não há dentista que não conheça, afinal de contas todos nós atendemos em clínicas universitárias na época da faculdade, faz parte da nossa formação. Recomendo que você procure atendimento na faculdade sim, não se preocupe com a inexperiência dos alunos, pois eles são monitorados o tempo todo pelos professores, nenhum tratamento é feito ou concluído sem supervisão. Se o problema é financeiro, acho essa uma ótima opção. Falo sobre o assunto aqui –> https://medodedentista.com.br/2012/01/dentistas-gratis.html e aqui –> https://medodedentista.com.br/2011/04/eu-tenho-medo-de-dentista-recem-formado.html

  86. Olá Dra, meu dente esta, acredito, em um caso bem avançado do que a foto, a tal “gengiva” ontem ficou preta e esta meio que mole, não sei dizer ao certo. Tenho 15 anos, sei que necessito ir ao dentista, mas tenho um grande medo do tal, na ultima tentativa de fazer um canal nesse dente sofri muito, pois o medo que tenho me deixa muito nervosa e impede que a anestesia faça efeito da forma correta. Por que a “gengiva” ficou preta? Me aconselha a algo pra deixar desse medo todo?

  87. Olá Doutora, eu estou com esse mesmo problema, só que em dois dentes, um ta igual ao da foto e o outro a “gengiva” ta meio solta, e tbm eu estou com mau hálito. Sera que o mau hálito e por causa deste problema? E tbm estou sem condições de ir ao dentista particular, será que a rede pública oferece esse tratamento?
    Obrigada pela atenção! Espero resposta, por favor.

    1. Tais, sim, o mau hálito pode ter a ver com isso, já que o dente nessas condições pode reter resíduos alimentares e causar mau odor. É preciso avaliar qual é o seu problema, se a “gengiva” dentro do dente for o nervo dele hipertrofiado, como explico no texto, em princípio é caso pra tratamento de canal. Se for a gengiva mesmo, é quase certa a extração. Nos dois casos você pode procurar uma Unidade de Saúde, se for preciso extração é feita lá mesmo, se for caso pra cabal, você será encaminhada pra um CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) pra fazer o tratamento.

  88. Olá doutora, estou com esse mesmo problema, meu dente estava furado do lado (aquela parte em que um dente encosta no outro) enrolei e não cuidei. Agora saiu esse nervo. Incomoda muito, sangra muito e tenho a sensação de estar crescendo dentro do dente. Notei também que estou tendo mau hálito. O mau hálito e por causa disso? O tratamento demora muito? To com medo :'(

    1. Rebeca, o mau hálito deve ser por isso e pela retenção de resíduos alimentares no local, pois é bem mais difícil de limpar o dente nesse estado. O tratamento, sendo um pólipo pulpar mesmo, é remover o pólipo e tratar o canal, o que pode levar 1, 2, 3 sessões, depende do caso. Depois disso, será preciso restaurar o dente (restauração direta, bloco ou coroa, depende também).

  89. Oi doutora, bom, eu fui ao dentista e ele disse que precisava fazer uma pequena cirurgia pra poder eliminar o pólipo, e também disse que o dente não tem mais jeito. Ai ele vai ter que também extrair o dente, né? Mas tipo, eu queria também colocar aparelho no meu dente pra poder juntar eles (porque eles são meios que separados), será que tem algum problema?

    1. A falta de dentes ou a extração de alguns não contraindica o uso de aparelho, Gabriella. Ou seja, em princípio, você pode fazer um tratamento ortodôntico normalmente.

  90. Ola…
    Bom, tenho muitas duvidas… mas vou na q esta mais me preocupando… estou em tratamento de um canal e perto do dente surgiu esse “caroço”, “bolinha” com pus, ja tomei varios antibióticos e ela nao some… o meu dentista disse q nao á grave e ja rasgou pra liberar o pus, mas ela continua aqui.. Dra… isso pode ser algo mais serio??

    1. Jessica, certamente é algo de origem inflamatória / infecciosa, sua descrição é de um abscesso. Eu não diria que é algo muito sério de forma imediata, mas requer tratamento pra que não se transforme em algo sério. Mas, pelo seu relato, você já está em tratamento… então é questão de drenar esse pus e completar, quando possível, o tratamento de canal.

  91. Doutora, estou com medo de algo dar errado, sei lá. Estou com isso no meu dente e incomoda demais. Será que vai ser preciso fazer cirurgia?

    1. Gabriella, uma pequena cirurgia, sim… pois é preciso remover o pólipo. Mas não se preocupe, não é nada invasivo, é feito com anestesia local e só vai beneficiar a sua saúde.

  92. Vivian,

    Ola Dra, estou com um canal que a parte de baixo quebrou, pois ficou aberto, mas nasceu por baixo deste espaço uma pele cobrindo totalmente, pois tem mau cheiro e esta inchado. Estou mantendo a area limpa, escovando os dentes sempre, mas essa parte da gengiva esta dolorida.

    1. Vivian, apenas higienizar não é o suficiente. Esse dente precisa ser restaurado de alguma forma. Se o canal foi realmente tratado, não faz sentido que essa “gengiva” seja um pólipo pulpar, como explico no texto. Talvez a destruição do dente já o tenha condenado à extração. Sugiro que você procure assim que puder um dentista pra verificar se ainda é possível restaurar o dente ou fazer pino + coroa, por exemplo.

  93. Doutora, o meu dente havia feito canal, o canal abriu e está meio preto dentro, que eu acho que é a cárie, e o dente so tem um unico pedacinho de fora, voce acha que restauração resolve ou tem que colocar uma coroa ou uma prótese?

  94. Doutora, Boa Tarde. Meu nome é André. Essa foto ai parece que foi tirada do meu dente, porque esta exatamente iguaal. Não tenho condições financeiras de ir a um dentista pra fazer canal ou qualquer outro procedimento cirurgico. E os atendimentos em postos de saúde do estado do Espirito Santo estão um caos. Quero que você sugira um remédio (antibiótico ou qualquer outro) para que isso (pólipo) seja removido. Por favor, me ajude. Espero sua resposta. Abç

    1. Andre, compreendo a situação, mas o pólipo não vai sumir com remédio nenhum. O procedimento é removê-lo, tratar o canal e restaurar o dente (bloco ou coroa). Acredite, se houvesse um remédio que resolvesse isso, eu seria a primeira a dizer pra você.

      1. Doutora, e alem disso do lado do dente há uma “bolsa” que eu ao pressiona-la sai um grande volume de pus e sangue.

  95. Olá doutora, tudo bem??

    Doutora, eu tinha feito um canal em um dente perto do canino, fui em várias sessões e fiz o canal. Depois menos de 1 ano que eu fiz esse canal perto do dente canino, o dente canino começou a doer, toda vez que bebia algo gelado doia muito, aí o dentista começou a fazer canal no meu dente canino, na primeira consulta ele abriu o dente e começou a fazer o canal, estou ainda na primeira sessão, e a minha duvida é o seguinte: enquanto estou fazendo canal neste dente canino nasceu uma bolinha um pouco grande na gengiva superior do lado direito, perto do dente canino, e na ponta da bolinha está branca, o que deve ser??

  96. Olá,
    Não sei quando é que o meu dente ficou com um buraco, pois nunca me doeu. Só dei por ela agora enquanto lavava os dentes. Está partido e já com gengiva (penso eu), é normal não ter doido? Se o buraco for grande por dentro (pois suspeito que já esteja ha muito partido) pode doer mais?

    1. Algumas pessoas sentem dor, outras não, Carla… mas mesmo que nunca tenha sentido dor, pode doer, sim. Procure um dentista pra tratar de acordo.

    1. Thiago, a solução pode não ser cirúrgica (extração). É preciso procurar um dentista pra avaliar e determinar se é um problema periodontal (gengival) ou endodôntico (de canal). Dependendo da origem do pólipo, o tratamento é diferente, como explico no texto.

  97. Dra., a gengiva cresceu dentro do meu dente igual da imagem, e to com muito medo, pois sou gestante de 14 semanas… tem algum perigo para gestação ou para o bebê? Minha dentista disse q só posso extrair quando ganhar o bebê, me responda por favor, estou muito ansiosa.

    1. Mônica, manter esse dente não é bom, claro, pois representa uma fonte de infecção no seu organismo. Não é um risco direto para o seu bebê, mas merece atenção. Se sua dentista julga que não dá pra extrair agora, ok, mas é importante a supervisão periódica.

  98. Dra, estou aterrorizada. Pelo que percebi o que tenho em minha boca se trata do pólipo gengival, pois meu dente quebrou ha um tempo e eu não fui ao dentista, agora apareceu esse “gengiva” por dentro dele. Estou com medo, sera que é possivel que ele cresça mais? Terei que fazer canal?

    1. Isabela, pela sua descrição pode ser um pólipo (crescimento do “nervo” do dente), mesmo. Outra possibilidade é que seja a própria gengiva. No primeiro caso, se a estrutura do dente estiver ok, fica indicado o tratamento de canal e posterior restauração / bloco / coroa. No segundo caso, é praticamente certa a extração. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

      1. Obrigada Dra. Mas acredito que terei que extrair o dente pois já tem bastante tempo que esta quebrado. Mas é perigoso? Tem que ser tratamento imediato ou posso agendar uma consulta?

        1. Eu não diria que é perigoso, mas é um foco de infecção, e quanto antes você tratar, melhor. Sim, pode agendar uma consulta.

      1. Dra., no meu caso a anestesia não serviu e a dor foi muito intensa, é normal a anestesia não fazer efeito ? Isso é grave ?

        1. Se a região estiver muito inflamada, a anestesia pode não fazer efeito, mesmo. Isso porque o líquido anestésico não age bem na gengiva inflamada, com “acidez” alterada.

  99. Sou obesa e hipertensa e estou com esse problema, e estou morrendo de medo, porque ouço falar que é perigoso extrair dente quem tem pressão alta.
    Estou com muita dor.

    1. Ligia, e é perigoso mesmo. Mas isso só se NO MOMENTO da extração a pressão do paciente estiver alta. Se você é hipertensa mas controla a pressão com medicação, tudo bem. Mas não deixe de informar seu dentista sobre a hipertensão, pra que ele verifique sua pressão quanto for fazer a extração.

    1. É comum sim, Rafael. O que não quer dizer que seja “normal”. É preciso remover a polpa hiperplásica e tratar o canal do dente.

  100. Oi, minha filha tem 6 anos e quebrou um dente com pirulito, e foi encontrado essa gengiva dentro do dente, a dentista disse que pode esperar a troca do dente pois é dentição de leite. Por que ela não sente dor, estou preocupada, o que devo fazer ?

    1. Marilza, depende de que dente é esse. Se for um dente de trás (imagino que seja), é preciso considerar quando é que haverá a troca dele pelo permanente, o que pode demorar… nesse caso, estaria indicado o tratamento de canal ou a extração, até. É questão de avaliar com mais critério.

  101. Meu dentista me receitou amoxilina. Uma duvida! Meu dente ta rosado devido ao nervo q cresceu. Quero saber se após o tratamento a cor do meu dente vai voltar a cor normal ou se ñ, só quando tratar o canal?

    1. Bom, meu dente q esta com esse problema quebrou do lado interno, pude perceber q parece ser um nervo tipo sangue. Por isso fiquei na duvida quanto a cor. Isso será retirado do meu dente? Como funciona o procedimento pra esse dente voltar ao normal? E tambem ta faxiado rente com a raiz, como o medico pode fazer quanto a isso? Será q meu dente vai ficar sempre fragil depois do canal? Minha gengiva q fica perto desse dente esta meio inchada e parece estar dormente e esta meio avermelhada. Isso vai se resolver depois do canal? Meu Deus a situação da minha boca ta um caos!!

      1. Pelo seu relato, talvez você esteja se referindo a um pólipo pulpar (veja aqui –> https://medodedentista.com.br/2012/08/gengiva-dentro-do-dente-polipo-pulpar.html ), que é um crescimento exagerado do nervo do dente. Sim, isso será removido e o canal tratado. Após o tratamento de canal concluído, é preciso avaliar o quanto de tecido dentário sobrou… pra aí decidir que tipo de procedimento restaurador será feito: restauração direta, bloco ou coroa. A sua gengiva deve melhorar depois disso, também.

  102. Boa noite,
    Dra.
    Meu dentista prescreveu amoxilina 500mg, é o remédio mais eficaz e menos prejudicial pro tratamento do polipo pulpar?
    Desde já grato pela atenção.
    Abraço e parabéns pela iniciativa.

    1. Na verdade a amoxicilina não trata o pólipo, em si… mas a infecção que está instalada no dente, já que o dente está aberto (o pólipo é um crescimento exagerado do nervo do dente). A amoxicilina é um antibiótico à base de penicilina, é o mais comum de ser usado para o controle de infecções dentárias. Mas existem outros, também. A indicação do antibiótico para cada caso depende da avaliação do dentista.

  103. Muito bem colocado. Dúvida muito comum entre os pacientes que percebem essa modificação no dente.

    Quantas pessoas não ficam aterrorizadas ao se deparar com essa situação. Já presenciei paciente telefonar querendo urgência pra consulta, imaginando péssimos prognósticos.

    Excelente esclarecimento, Ana. Utilidade pública.

    Abs.

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista