Dente quebrado tem conserto?


Geralmente tem. Mas depende de onde e como ele quebrou. As situações mais comuns que levam um dente a quebrar são:

  • Uma batida: um acidente de carro, uma bolada no jogo de futebol, uma cabeçada do irmão mais velho, uma briga no bar, uma portada na cara.
  • Uma mordida: morder com toda vontade aquela azeitona verdinha e lembrar, da pior forma, que ela tem caroço.

Pois é, acontece. E quando acontece, corra pro dentista… por 2 motivos: primeiro, porque o dente está quebrado, oras! Segundo, porque pode ter havido algum dano interno ao dente. Muitos dentes que estão moles por causa de uma pancada não estão apenas moles, mas com suas raízes fraturadas.

O que determina se um dente fraturado tem conserto ou não tem, basicamente, é o quanto de tecido dentário foi comprometido. Veja:

Fraturas dentárias
  • Pequenas e médias fraturas de coroa: quando só um pedaço da coroa do dente quebra, geralmente dá para consertar com uma restauração. Se o dente quebrado for da frente, é possível até colar novamente o pedaço que quebrou. Isso, é claro, se você levá-lo consigo ao dentista. Se dá ou se não dá, o dentista vai avaliar. Se o canal do dente tiver sido atingido, há necessidade de tratamento de canal.
    .
  • Grande fratura de coroa: nesse caso, quando o pedaço quebrado é muito grande, apenas uma restauração direta não vai conseguir devolver ao dente a função que ele tinha. Em se tratando de dentes da frente (anteriores), a solução costuma ser o tratamento de canal, pino (núcleo) e uma coroa completa (o que se chama popularmente de “pivô”). Em dentes de trás (posteriores), dependendo do caso, é possível fazer uma restauração indireta, que é uma pecinha feita no laboratório de prótese e cimentada no consultório pelo dentista.
    .
  • Fraturas de raiz: aí começa a ficar mais complicado. Quando a fratura é bem no meio da raiz, geralmente é caso para extração (*). Eu digo geralmente porque o dentista ainda pode tentar juntar os fragmentos e fazer uma esplintagem no dente atingido. Esplintar significa unir os dentes através de um fio, para mantê-los naquela posição. Há uma grande chance de ter que tratar o canal também. Como o organismo da pessoa vai reagir, depende. Pode ser que se forme um tecido duro na fratura e junte os fragmentos, pode ser que a raiz do dente comece a reabsorver (sumir)… aí é hora de pensar num implante. Mas quando a fratura é lá na pontinha da raiz, quase sempre o tratamento de canal resolve o problema.

Enfim, um dente fraturado não está necessariamente condenado à extração, e uma pancada na boca é motivo de sobra para procurar um dentista. Isso porque você não tem como saber se aconteceu uma fratura de raiz ou algum outro dano interno, coisa que só um dentista é capaz de diagnosticar. Por isso, se o dente está quebrado ou ficou mole, procure ajuda profissional. Essa atitude pode ser a diferença entre salvar ou perder seu dente. E perder um dente custa BEM mais caro que mantê-lo.

Compartilhe:

Categoria: Cirurgia

Marcadores:

1.218 comentários

  1. Boa tarde, Dra!
    Meu filho de 9 anos caiu e quebrou um pedaço do dente da frente!
    Pra mim que foi médio, vendo a arte que vc postou ali. Mas o Dentista restaurou e disse pra observar, perguntei se precisava fazer canal, Ele disse q a princípio não! E não fez raio x !
    Esse dente vai escurecer com o tempo?

    Outra coisa, ele tem os dentes bem juntos, pela falta de espaço, estão encavalados os da frente, não os centrais. Levei em dois dentistas pra ver se precisa de aparelho, um disse q tem q por pra abrir espaço agora que ainda estão crescendo, mas o outro disse que só depois dos 11 anos! O que vc me diz?
    Desde ja, agradeço a atenção!

    1. Cida, se o canal do dente do seu filho está ok, não vai escurecer, não. Se a ideia é colocar aparelho fixo, aquele com bráquetes, o ideal é aguardar todos os dentes permanentes nascerem, o que acontece lá pelos 12 anos. Mas acredito que um dos dentistas fala de um outro tipo de aparelho, pra abrir o céu da boca. Nesse caso, pode ser já.

  2. Doutora, estou fazendo um tratamento de canal no segundo molar. Ao chegar em casa percebi que meu dente está rachado verticalmente, não estava rachado antes. Irei colocar um pino de fibra de vidro dentro de uma semana e meia. Gostaria de saber se essa rachadura pode comprometer mais alguma coisa e também se é normal essas coisas acontecerem durante um tratamento de canal.

    1. Mayhara, pode acontecer. Se essa fratura comprometer a raiz do dente, ele pode ter até indicação de extração. Já se a fratura for só em coroa, ok.

  3. Bom dia!
    Doutora, tenho uma prótese movel em um dente da frente (pela minha ignorância, o dente principal da frente), o outro (do lado), era canal, feito ha uns 25 anos, e quebrou cerca de 90% do mesmo!
    Qual seria a melhor solução?
    Agradeço desde já!

  4. Tenho muito medo de fazer canal, algumas pessoas falam que é ruim doutora, tem outro procedimento… por exemplo extrair o dente que quebrou… quase todo…

    1. Edlene, não leve a sério o que as pessoas falam. Elas falam muito. 🙂 O tratamento de canal é feito sob anestesia e, se pelo menos a raiz do seu dente estiver boa, é possível fazer canal + pino + coroa e manter o seu dente. Se você extrair, vai precisar de prótese para o resto da vida. Não há vantagem.

  5. Dra, tenho uma dúvida. Fiz um canal, e alguns anos depois, quebrei uma parte dele, não voltei ao dentista, acabou quebrando por completo, e acabei perdendo o dente, mesmo assim não voltei ao dentista. Agora, estou sentindo uma dor na gengiva e um certo inchaço, onde esse dente caiu, há umas duas semanas. O que poderia ser? E se eu quisesse colocar um implante? Teria essa possibilidade ? Minha mordida ficou diferente após a perda do dente, e quando vou sorrir, fica aparente, pois é um dente da lateral, uns três dentes antes do siso (não sei qual é ao certo, rs), isso me incomoda. Será tarde para procurar um dentista ?

    1. Nathy, é o caso de extrair a raiz que ficou. O inchaço deve ser por isso, afinal essa raiz é um foco de infecção no seu organismo. Sim, em princípio é possível fazer um implante. Não, não é tarde pra procurar um dentista… mas vá logo.

  6. Olá Ana, tive um tratamento de canal realizado ha alguns anos no segundo molar (não tenho o terceiro molar), infelizmente tive uma grande fratura na coroa ocasionando uma fratura vertical também, meu dentista avaliou e acha melhor realizar a extração e colocar um implante.
    É possivel ter outra solução? Tenho receio de colocar um pino e ter alguma infecção posterior e comprometer a estrutura piorando os demais dentes.

    1. Sendo um dente só, a melhor solução (estética e funcionalmente) é o implante mesmo, Alessandra. Se sua saúde geral está ok e você fizer a higienização direitinho, não há razão pra infecção. Outras possibilidades são prótese fixa (apoiada no primeiro molar, com extremo livre) e prótese removível (por ser um dente só, creio ser a pior solução. Mas é possível).

  7. Olá doutora, tenho uma pergunta. Quebrei meu elemento 11 (aprendi no consultório). Uma fratura diagonal, mais da metade do dente. Fiz uma restauração provisória, porém ela caiu durante uma refeição. Será que eu nunca mais posso morder? A raiz e nervo estão ok, tirei radiografia e etc.

    Obrigado!

    1. Pedro, vai sim. Mas é preciso que a restauração direta seja suficiente… se não for, por ser preciso uma restauração indireta (uma peça colada ao dente) ou até coroa completa. Se você perdeu mais da metade do dente, é complicado de uma restauração direta “parar”.

  8. Olá, meu namorado precisa usar aparelho. O dente da frente é quebrado na ponta, não existe fratura. Ele vai usar aparelho. Queria saber, será feita restauração somente ou um tratamento mais cuidadoso? Seria depois ou antes de colocar aparelho?

    1. Nataniele, a restauração já é um tratamento “cuidadoso”… se o dente está quebrado só na ponta, deve ser suficiente. Ela deve ser feita preferencialmente antes de colocar o aparelho, até porque é mais fácil.

  9. Olá,
    Bom, eu quebrei os meus dois dentes da frente quando eu era mais nova. Atualmente, o meu dentista resolveu junto comigo o uso das facetas. Só que eu estou com algumas dúvidas com relação as sessões, porque serão duas. Vamos as perguntas: a primeira sessão seria o que? E elas escurecem com o tempo ou permanecem com a mesma cor? Além disso, um dos meus dentes é um pouco escurecido, a faceta vai corrigi isso? Desculpa pelo incomodo! Aguardo uma resposta, obrigada!

    Att,
    Letícia

    1. Letícia, não sei se serão facetas diretas ou indiretas, mas imagino que sejam indiretas (feitas em laboratório e cimentadas pelo dentista nos dentes). Na primeira sessão será feita a moldagem e, na segunda, a instalação / cimentação propriamente dita.

  10. Olá, dra. Ana, parabéns pelo seu trabalho! Eu vim parar no seu site porque ocorreu um acidente na quarta-feira. Faço aulas de luta e acabei levando um soco na boca. A princípio pensei que não tivesse ocorrido nada demais, mas resolvi ir ao dentista. Resultado: ele tirou uma radiografia e estou com duas raízes fraturadas. Porém, não estão 100% comprometidas. Eu ainda tenho sensibilidade nos dois dentes. Há alguma chance de elas curarem sozinhas e não precisar fazer o implante? Obrigada!

    1. Fernanda, situação delicada. Se esses dente ainda estão vitais, até há chance de uma resolução espontânea. Mas depende muito de como são essas fraturas. Seu dentista acha o quê? Que há possibilidade de manter esses dentes?

      1. Muito obrigada pelo retorno! Ele disse para irmos acompanhando ao longo dos meses. Marquei a próxima consulta para o dia 22 de julho para olhar como foi o progresso. Ele disse que há a possibilidade de não precisar arrancar, mas que é muito importante acompanhar porque pode dar algum problema. Gostaria muito que fosse possível continuar com esses dentes =(

  11. Boa tarde Dra! Fiz um tratamento de canal no meu molar, porém alguns meses depois surgiu uma bolinha de pus na gengiva. A dentista estourou a bolinha e receitou antibiótico por 7 dias, mas a bolinha voltou. Então depois ela fez uma cirurgia de drenagem e mais 5 dias de antibióticos, porém fiquei com dores terríveis após terminar os antibióticos e tirar os pontos. Ela queria que tomasse mais 10 dias de antibióticos mas aí migrei para uma outra dentista, uma endodontista que verificou que a raiz de um dos dentes estava com o canal mal feito e desviado e não poderia ser recuperado. Foi me dada a sugestão de remoção dessa raiz para tentativa de salvar o dente. Gostaria de saber se esse é um procedimento comum e se existe chances de sucesso, o se seria melhor já extrair o dente mesmo. Obrigada.

    1. Daniela, a amputação radicular é uma tentativa válida. Se a endodontista acha viável, ok. Não há certeza de sucesso, mas se você estiver disposta a tentar, pode dar certo, sim.

    2. Olá dra. Ana, tenho duas dúvidas que levemente se assemelham ao caso da Daniela e o da Cinthia Rodrigues. Primeiro, fiz canal do dente 16 com colocação de pino cimentado e coroa, na época havia uma bolha de pus também, ela desapareceu logo após o canal ser feito, porém, ainda sinto desconforto após mastigar, é uma sensação de inflamação na raiz do dente. Com base em um raio-x meu dentista disse que já está 100% cicatrizado, que eu não devia mais sentir dor, reluta em prescrever antibióticos e diz que se a dor persistir vai avaliar o retratamento do canal. Não senti segurança na resposta dele, esse procedimento é correto?

      A segunda dúvida é sobre o mesmo dente, quando fui “provar” a coroa, o dentista tentou fazer um ajuste no próprio consultório usando a “broca”. O resultado não foi bom, minha mordida não encaixa e creio que é justamente por esse dente ter ficado “curto” na parte de dentro. Há possibilidade de ser feita uma restauração, como em uma pequena fratura de coroa?

      Desculpe se me estendi demais e obrigado desde já!

      1. Antônio, não vejo razão pra antibiótico, também. Me parece só um processo inflamatório, às vezes leva tempo pra ele se resolver, mesmo. A coroa estar “curta”, embora inadequada, não provocaria um problema de encaixe da mordida. Não, não é possível restaurar a coroa como se fosse um dente, nesse caso teria que ser feita uma nova coroa. Mas se ela estiver bem adaptada na gengiva, em princípio, não acho necessário.

        1. Obrigado pela resposta, me tranquiliza saber que outro profissional tem a mesma opinião que o meu dentista. Parabéns pelo trabalho no blog.

  12. Doutora, meu dente quebrou, foi grande parte da coroa e ele esta mole e todo trincado, percebo que quando for no dentista, assim q o dentista for arrancar ele vai de quebrar e vai ficar so a raiz, doutora tem algum problema ou por causa disso tenho q fazer cirurgia p extrair a raiz?

    1. Juh, não se preocupe com o aspecto técnico da extração. Se a coroa do seu dente se quebrar toda, ainda assim o dentista tem como extrair o resto dele, há instrumentos pra isso. Apenas vá ao dentista e fique tranquila.

  13. Tenho 58 anos e meu dente inferior da frente quebrou na parte de trás na gengiva. Fui ao dentista que fez uma radiografia do dente. No dente havia uma cárie bem no meio por onde passa a raiz. Vou fazer canal. Depois vai colocar um pino de sustentação no meu dente. Isso é possível?

  14. Boa noite Dra. Tenho algumas dúvidas…
    Eu sofri uma queda e quebrei os 4 dentes da frente, destes 2 estão com mobilidade e 3 será feito canal (ja consultei uma endodontista, mas não me foi muito clara). Fui a uma sessão e ela fez a restauração com resina dos quatro dentes, mas os q ficaram curtos por causa da queda continuaram curtos, ou seja, há uma diferença grande de tamanho entre eles, e tbm devido a queda um deles, além da mobilidade, entortou um pouco, e ela me disse q depois teria q fazer ortodontia. Minha duvida: não to satisfeita com a estética q ficou, achei que pelo menos o tamanho dos dentes ficasse proximo, e outra solução q ela havia me dito seria coroa ou faceta. O que acontece com esses dentes com mobilidade, o canal resolve? E sobre a estética, coroa é melhor que a resina? Não consigo comer direito os dentes estão mais curtos 🙁
    Estou perdida, pois não consegui sanar as dúvidas.

    1. Cíntia, os dentes não podem ficar “curtos”, eles têm que ficar do tamanho que eram. Talvez essas restaurações sejam apenas provisórias, e haja indicação de coroas… aí os dentes estariam mais curtos pra não haver contato com o antagonista mesmo (mas não sei, estou só supondo). O tratamento de canal visa manter esses dentes e resolver a mobilidade deles. Coroa não é melhor que resina, é uma questão de indicação… há casos para coroa, há cados para resina. Tudo depende do tamanho das fraturas.

      1. Obrigada Dra. realmente os dentes estão desproporcionais, nesta quarta ainda vou ter outra consulta. A sua ajuda foi bem esclarecedora, obrigada!

  15. Doutora, estou com um problema, fui ao dentista pois estava com muita dor e ela tirou uma radiografia e falou que tinha uma restauração profunda e que seria necessário fazer canal, porem ao abrir a obturação ela me informou que havia trinca nesse dente e que não resolveria fazer o canal que eu teria que fazer um implante. Como implante é caro, qual o risco se eu optar por fazer o canal? Ela me deu essa opção, porem teria que assinar um termo que estou ciente que dente está trincado, canal duraria mais alguns anos?
    obs: essa trinca nem conseguimos ver na radiografia.

    1. Anderson, acho complicada esse tipo de situação… ou o dente tem indicação de extração ou não. Fazer você assinar um termo, se o dente estiver condenado, não muda nada. Se o tratamento é de sucesso duvidoso, opte pelo “certo”: extraia o dente. Você não precisa fazer implante já, há outras opções de prótese mais em conta. Já se a raiz do dente suportar pino e coroa, é o melhor a se fazer.

  16. Olá Dra. Ana, por favor me ajude. Meu dente da frente foi feito um canal ha uns 20 anos, e ha 2 semanas comecei a sentir dor sempre que mordia algo com ele. Fui ao dentista que tirou um raio x, e disse que não tinha nada. Pois então hoje meu dente caiu quando estava comendo, consegui encaixar ele no lugar, corri em um dentista de emergência que colou uma resina até passar em outro especialista. Gostaria de saber se eu vou conseguir tratar esse dente? A dentista disse que ele quebrou na cervical. Por favor me responda. Agradeco desde já.

  17. Olá! Eu uso aparelho faz algum tempo. Ultimamente tenho sentido sensibilidade próximo a raiz. É retração gengival né isso? Qual o tipo de tratamento devo fazer?

    1. Não necessariamente, Karina. Pode ser só sensibilidade dentinária, sem recessão gengival… ou as 2 coisas. Ou outro motivo, ainda. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo, não há como sugerir um tratamento sem identificar a causa do problema.

  18. Olá, ontem durante a refeição do nada meu dente quebrou, saiu quase a metade da parte interna e eu acabei engolindo… Será que é perigoso o fato de ter engolido e será que tem como restaurar sendo que no meio eu tenho uma obturação antiga de platina?
    Qual motivos levam um dente quebrar tão facilmente? Pois nao estava comendo nenhum alimento duro.

    1. Josiane, terá que ser removida a restauração de amálgama e, aí, o dentista vai ver o que sobrou de tecido dentário. Provavelmente será um caso para bloco. Não é incomum a ocorrência de fraturas em dentes com restaurações de amálgama, que não é uma restauração adesiva como a resina. Outra possibilidade é a ocorrência de uma “cárie interna”, que deixa o esmalte sem sustentação e, mesmo não mordendo algo duro, o dente acaba quebrando. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  19. Doutora, em 2015 eu tirei o aparelho, só que quando a dentista tirou, ela botou muita força e trincou meus dentes, mas não está sensível. Mas estou com um pé atrás, estou com medo de dar algum problema no futuro. O que devo fazer? Tem algum problema? Da pra fazer alguma coisa?

    1. Patricia, é altamente improvável que sua dentista tenha trincado seus dentes na remoção do aparelho. O esmalte é o tecido mais duro do corpo humano, ele é altamente resistente, e a força colocada pra remover os bráquetes não é capaz de quebrar os dentes. O que pode estar acontecendo é que a mudança na sua “mordida” fez aparecer pequenas trincas de esmalte… os dentes que possuem essas trincas se chamam “dentes gretados”. Os dentes gretados não precisam necessariamente de tratamento, pois não se trata de fratura dentária, apenas uma trinca limitada ao esmalte (a dentina, que fica por baixo do esmalte, continua intacta). Se você não sente dor, em princípio, não precisa se preocupar.

  20. Dra, meu dente incisivo central inferior quebrou a pontinha enquanto eu comia algo… ja faz algum tempo. Eu vi no espelho q aparece uma parte do meio do dente. O cuidado com a higiene e uma restauração seria suficiente?

  21. Oi, meu nome é Leandro Diogo, eu quebrei meus 2 dentes da frente em uma queda, não é muito grande, porém não é pequeno e é muito visível que está quebrado, assim que quebrou eu fui pro dentista e lá ele colocou uma massinha nos meus dentes a cada mais ou menos 3 meses ela cai e eu tenho que voltar e pagar pra por novamente, eu fiz o tratamento e removi todas as caries que tinha, e a Dra. disse que só faltou eu colocar o aparelho, porém estou com muito medo de por e a massinha quebrar, o que devo fazer? Por favor me ajuda, estou muito preocupado. Obrigado!

  22. Olá,
    Minha duvida é a seguinte: meus dois dentes da frente se quebraram (quase do mesmo jeito como mostra no primeiro desenho lá de cima, só que foram os dois), pra completar notei que em um deles tem uma carie bem perto da gengiva, queria saber se vou poder trata-los tanto a parte quebrada quando a carie e ao mesmo tempo usar aparelho.
    Desde já agradeço.

    1. Juliana, é possível, sim. Mas se você ainda não usa aparelho, sugiro primeiro tratar esse dentes, depois instalar o aparelho. É mais adequado e mais fácil, também.

  23. Dra. Ana,

    Quebrei meu dente da frente (incisivo 11, eu acho) há mais de 10 anos atrás, na época fiz uma restauração com resina e coloquei aparelho. Fiquei uns 6 anos de aparelho e tratei o canal do dente quebrado. Depois disso, percebi que o dente escureceu e isso me incomodava muito. Fui ao dentista ele fez um clareamento interno que não ajudou muito e complementou com resina por cima (isso já faz uns 3 anos), hoje em dia meu dente continua com uma cor diferente dos demais, fui ao dentista e a recomendação foi fazer uma coroa. Já que clareamento interno não adiantaria pois meu dente está quase todo quebrado. Gostaria de saber sua opinião, tenho medo de fazer a coroa e piorar a situação. Normalmente, a coroa melhora a estética ?

    Obrigada!

  24. Doutora Ana, tomei uma queda e fraturei os dentes 11 e 21 na raiz, fui em dentista, ele disse que eu vou ter que fazer um canal e o outro disse que vou fazer um implante, qual seria o melhor a fazer? Obrigada se responder.

  25. Olá doutora, boa noite.
    Olhe, os meus dois dentes da frente são obturados e na realidade é mais obturação do que dente, e faz uns 5 dias que senti minha gengiva no meio dos dentes dolorida e inchada, hoje quando acordei percebi que tinha uma partezinha branca na gengiva entre os dois dentes e puxei com uma pinça, era um pequeno pedaço da obturação que estava no meio do dente. Sera que foi que ficou presa na gengiva ou foi um pedaço mais profundo do dente que caiu? Porque o dente esta perfeito, só depois que tirei o pedacinho fiquei sentindo umas fisgadas na gengiva. O que a senhora acha? Desde já muito obrigada!

    1. Maysa, pode ser tanto um pedaço de dente quanto de restauração. Nos dois casos, é preciso que um dentista avalie a necessidade de trocar a restauração do(s) dente(s).

  26. Olá Dra. Ana, tudo bem? Estou com meu dente 27 quase todo quebrado (está um buracão enorme. Era um dente com restauração, mas essa foi se quebrando aos poucos até chegar no estágio em que se encontra. Só tenho parte dele). Fui a dois dentistas para saber o que fazer, porém, cada um deu um laudo diferente. Um disse que é o caso de cirurgia, canal e colocação de coroa. O outro que é canal, mas que o bloco resolveria o problema. E agora, qual o tratamento correto? Para a senhora qual seria o melhor caminho? Por favor, me ajude. Obrigada por sua atenção e por sua orientação. Fique na paz de Jesus.

    1. Célia, não dá pra saber qual o tratamento correto sem examinar você e, mesmo assim, seria minha opinião, não necessariamente a “verdade”, porque o mesmo caso pode ter mais de uma opção de tratamento. Pela sua descrição, em se tratando de um molar com bastante perda de tecido, minha tendência é sugerir a colocação de coroa, mesmo.

    1. Mateus, em princípio, vida normal. Estando o dente bem restaurado, com o tipo de restauração adequado à fratura, ok. Claro que, tenha em mente que até dentes sem restauração podem quebrar… então se for mastigar alguma coisa MUITO dura, evite esse dente.

  27. Boa noite Dra, ha uns anos atrás tive um acidente e bati meu dente da frente, ficou mole, fiz tratamento no Bucomaxilo, porem já fiz canal após a fratura, passou anos e agora meu dente quebrou, fui no dentista tirou raio x e disse que tenho que fazer um implante, não sei se é implante ou pivô, qual é a diferença? Meu dente esta mole como se fosse cair, poderia me orientar? Desde já obg.

    1. Ariana, a diferença entre “pivô” e implante eu explico direitinho aqui –> http://medodedentista.com.br/2012/07/a-diferenca-entre-implante-e-pino-nucleo.html

      Mas é mais ou menos isso: o implante é um parafuso que vai no osso, substituindo a raiz de um dente perdido. Em cima desse parafuso vai a coroa (prótese). Já o “pivô” é uma coroa (prótese) que vai apoiada na raiz do próprio dente, através de um pino encaixado nessa raiz. Em resumo: pra fazer o implante, é preciso extrair o dente… pra fazer o “pivô”, usa-se a raiz do próprio dente. Não sei o que se aplicaria ao seu caso, provavelmente o implante, mesmo.

  28. Boa tarde Dra. Ana. Quando pequeno quebrei meus dois dentes da frente, fui ao dentista e disseram que tinha que ser feito um canal, porém não fiz, agora que estou mais velho me sinto incomodado com meus dentes assim, e pretendo fazer um implante, será que posso fazer?

    1. Francisco, poder pode. Mas por que implante se você tem o dente? Eu acho que o tratamento de canal ainda pode ser possível. Procure um dentista pra avaliar, inclusive com relação à parte estética.

  29. Olá Drª, ontem de noite durante a janta reparei que havia perdido um grande pedaço do meu antepenúltimo dente superior direito, ele quebrou até a parte de cima perto da gengiva. Verifiquei após a escovação e tem uma carie enorme no interior do dente, como se ela tivesse saído de dentro para fora. Isso é possível?
    Ocorreu algo parecido alguns anos atrás, porém, meu dente não quebrou, e minha dentista disse que a carie veio de dentro, visto que usei aparelho e meu tratamento foi acelerado, meus dentes eram mais sensíveis e necessitavam de muitos cuidados, mas coisas como essas não têm como prevenir. Isso também é possível?
    No momento estou sem plano odontológico, amanhã terei uma consulta particular, mas estou chateada, nervosa e desesperada, e pelo que vi no post, no meu caso seria feito tratamento de canal e implante de pino e coroa, mas havendo boa parte do dente, isso pode ocorrer, ou seria feita a extração?
    Desde já, muito obrigado Drª Ana.

    1. Helen, não que a cárie “venha de dentro”… ela sempre vem de fora, mas muitas vezes por fora vê-se um pontinho e por dentro o estrago é grande! Eu explico direitinho sobre isso aqui –> http://medodedentista.com.br/2012/11/como-a-carie-invade-o-dente.html . A prevenção é possível, desde que haja consultas periódicas de check up com o dentista, inclusive com radiografias. No seu caso pode ser possível, sim, recuperar seu dente. Em princípio, não vejo razão pra extração.

  30. Boa noite, doutora!

    Estou fazendo tratamento de canal em um dente. Já fiz a remoção de um pedaço da gengiva antes de começar o tratamento. A dentista ainda não utilizou as limas, ela fez a limpeza do dente e colocou um curativo, voltarei quinta. Porém, hoje meu dente quebrou e ficou um furinho no meio (é o primeiro molar) e nesse furo do meio, acabou comprometendo uma das pontinhas dele. O que devo fazer? Sinto que essa ponta essa solta, só presa ao curativo. Tem como colar? Perderei o dente? É comum isso acontecer? Não mastiguei nada duro em cima, mas senti que nesse final de semana, o curativo estava se soltando, não imaginei que chegaria a quebrar o dente.

    Abraço.

    1. Luísa, não vejo razão pra você perder seu dente… talvez seja necessário, apenas, uma restauração mais resistente, como um bloco. É preciso avaliar. Converse com o seu dentista.

      1. Dra, bom dia.
        Agora, esse mesmo dente que estou ainda fazendo canal, quebrou a outra parte. Antes tinha quebrado 1/4 e agora quebrou mais 1/4… Ou seja, estou com metade do dente (acho que deu pra explicar). Não chegou a atingir raiz, so a superficie que estava frágil… o que deve fazer agora? Tem que tirar a outra parte do dente? Dá pra restaurar sem coroa?
        A coroa é uma prótese? Estou preocupada, não queria perder a outra parte que ainda tenho do dente.
        Abraço.

        1. Luísa, a coroa é uma prótese. Se metade do dente não existe mais, há indicação de coroa, sim. Uma restauração direta não ofereceria a resistência necessária.

          1. Infelizmente, sim. Mas não encare isso como “perder metade do dente”, mas como restaurar a função e a estética dele por completo.

  31. Doutora, não sei ao certo se foi um pedaço do meu primeiro molar ou um pedaço da obturação dele que se soltou. O fato é que quebrou alguma coisa visivelmente em cima e um pedaço da lateral. Não é muito grande mas também não é muito pequeno. Sinto um certo incômodo / sensibilidade ao passar a língua por exemplo. Sei que quando se quebra um dente deve-se tentar ir ao dentista o quanto antes, porém estou viajando. Quebrei o dente no domingo a noite. Esperar até sexta-feira pode trazer consequências? Não gostaria de procurar um dentista em uma cidade que eu não conheço bem… Desde já agradeço muito sua ajuda e a parabenizo pelo trabalho! Obrigada!

    1. Izabel, se for aguardar, não mastigue com esse dente. Ele está frágil sem a restauração adequada e pode quebrar se você morder alguma cosia mais dura.

  32. Doutora, tinha um canal no dente, quebrou, ñ retornei ao dentista e o dente com o passar do tempo foi quebrando cada vez mais, ta destruido, irei ao dentista logo mais.
    O q é mais indicado eu fazer? O tratamento é demorado?

    1. Vai depender do que “sobrou” do dente, Diego. Se a a raiz estiver viável, ainda dá pra fazer pino + coroa. Se não, só extraindo. No caso de pino + coroa, será preciso umas 3 ou 4 consultas.

  33. Doutora, estou meio preocupada, sofro de bruxismo e anteriorimente a resina que ficava no meu dente da frente já havia quebrado. Agora, do nada um pequeno pedaço da lateral do meu primeiro molar quebrou, um pedaço já saiu (efeito da minha língua toda hora mexendo nele), esse dente já havia sido restaurado e para isso a dentista havia retirado um pedaço do meio dessa lateral que quebrou. Não é nada muito grande, mas fico preocupada, pois além de doer (o pedaço que não saiu está fincado na minha gengiva), corre o risco de acumular alimentos, mesmo escovando. Neste caso, a causa foi o bruxismo? Corro algum risco de infeccionar ou inflamar? Terei que tratar canal, mesmo sendo uma pequena parte da lateral? A gengiva está bem inchada nessa area, estou buscando uma dentista o mais rápido possivel, mas no momento minha consulta só conseguiu ser marcada para maio. Obg.

    1. Luana, é provável que a causa tenha sido o bruxismo, sim. Se está machucando a sua gengiva, pode inflamar. Pelo seu relato não vejo necessidade de tratamento de canal, em princípio.

  34. Boa tarde doutora. Tudo bem? Tive um acidente de bicicleta em um treinamento e fraturei dois dentes na raiz, sendo na vertical e no meio da raiz. Foi feita uma contenção (pois um dente estava muito mole e o outro estava quebrado além da raiz, perto também da gengiva), porém não sinto dor alguma nos dentes fraturados. Será que terei que fazer implante ou tratamento de canal e retração da raiz podem resolver? Os dentes quebrados são os superiores anteriores. Muito obrigado.

    1. Anderson, foram fraturas de raiz MESMO ou só da coroa dos dentes (mesmo que bem rentes à gengiva)? Se foram fraturas de raiz, é muito provável a necessidade de extração e implante. Se foram só as coroas, pode ser possível fazer tratamento de canal + pino + coroa. É questão de procurar um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  35. Boa tarde Doutoram tenho uma trinca pequena no elemento 11, existe tratamento para recupera-lo, sem precisar extrair (11)? Da pena se precisar extrair, a senhora poderia indicar um profissional que a senhora conheça em São Paulo – Capitalllll. Obrigado pela atenção.

    1. Carlos, se for só uma trinca, que não comprometa a estritura do dente, em princípio não é caso pra extração. É questão de avaliar com um dentista. Em São Paulo tem a clínica do meu amigo Dr. Alexandre Koga –> Ortocia Anália Franco / Rua Padre Landell de Moura, 172, Jardim Anália Franco / Telefone: 11 3804-2763 (próximo ao Shopping Anália Franco).

  36. Então, gostaria de tirar uma dúvida, meu último dente no canto inferior direito da boca tem que extrair, no caso o dente de siso está nascendo, só que falta muito ainda, fiquei na dúvida pois procurei saber, só acho resultado de: O dente de siso nasce para ser extraído etc. Então raciocinei o seguinte: se meu dente precisa ser extraído, então quando eu extrair e o dente de siso nascer ele vai poder ocupar o lugar daquele que foi extraído? Claro ele não vai ocupar o lugar 100% vai sobrar uma “brechinha”.

    Poderia tirar essa dúvida para mim?

    1. Seu raciocínio faz todo sentido. EM TESE isso pode acontecer sim, vai depender do espaço disponível, da posição do siso dentro da gengiva, etc.. Mas ele provavelmente vai se inclinar sobre o espaço vago, ele não vai ficar vertical, bem posicionado. Aí o ideal seria corrigir esse posicionamento com aparelho, o que não costuma ser muito simples, principalmente em se tratando do arco inferior. Eu falo um pouco sobre esse assunto aqui –> http://medodedentista.com.br/2014/11/e-possivel-puxar-os-sisos-para-frente.html

  37. Olá Doutora, meu nome é Alex, tenho um problema sério, um dos dentes da parte superior esquerda, apresenta um pequeno deslocamento de vez em quando, ele está sensível e aparenta estar um pouco mole, porém não está mole como um dente de leite, está bem pouco, gostaria de saber se há algum jeito de restaura-lo, obrigado.

    1. Alex, nem me parece que esse dente precise ser restaurado, em princípio… parece que ele está com algum problema periodontal, ou seja, nos tecidos de suporte dele (osso e gengiva). A causa pode ser um trauma oclusal, ele pode estar “batendo errado” no dente de baixo, por exemplo. É possível corrigir isso sim, procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  38. Boa tarde,
    O que é mais vantajoso em termos de durabilidade, restaurar o dente após o canal ou colocar o bloco? Restaurando esse dente tenho que trocar essa restauração dentro de quanto tempo? O material usado na resina após o canal é mais reforçado ou é a mesma resina utilizada nas restaurações mais simples? Meu dente se partiu e preciso fazer canal, é o dente 16. Meu dentista sugeriu restaurá-lo após o canal, ficaria mais em conta, porém tenho medo de que a resina não segure ou dure e me traga prejuízos futuros. O bloco nesse caso é mais seguro?
    Parabéns pelo ótimo serviço prestado. Obrigada!

    1. Aline, é tudo uma questão de indicação. A escolha entre restauração direta e indireta (bloco) depende diretamente da quantidade de tecido dentário perdido. Se for uma restauração GRANDE, o ideal é fazer bloco, porque uma restauração direta não ofereceria a resistência que o dente precisa. O bloco costuma ser mais resistente, e você pode fazê-lo em resina laboratorial (mais resistente que a direta), metal e até porcelana. Enfim… me parece, pelo seu relato, que é caso pra bloco.

  39. Boa tarde, Dra. Ana fui na Endodontista para um retratamento de canal do elemento 11, e ela pediu uma panoramica, eu já fiz e ela analisou, estava com duvidas se tinha uma trinca no elemento 11, agora pediu um tomografia computadorizada para ter certeza se há trinca, vou fazer dia 04/04. Tem tratamento caso haja mesmo uma trinca, ou vou ter que extrair o elemento 11, por favor me oriente. Agradeço atenção, abraço.

    1. Carlos, se for uma trinca apenas no esmalte, não há maiores consequências. Já se for uma fratura completa mesmo, dependendo do local (na raiz, por exemplo), pode haver indicação de extração, sim. A tomografia vai esclarecer isso.

  40. Olá, boa tarde, mordi com muita força um caroço de azeitona, e o dente atingido é um pivô (prótese), a coroa aparentemente não quebrou, mas quando mordo alguma coisa parece que o dente de move, ou penso ser sensibilidade, sei lá. O que faço?

  41. Bom dia, Dra. Ana, estou preocupada, já gastei mais de 3.000 reais com um dentista e cada vez que ele faz um canal em um dos meus dentes sempre perco o do lado e com isso ao invés de resolver vejo que daqui a pouco estou sem dentes, estou em uma situação dificil por estar desempregada, e tem 3 dias que coloquei um provisorio com ele, devido ao mesmo problema de canal e meu dente quebrou, fui encaminhada ao SUS para uma cirurgia devido a esse canal mal feito que deu infiltração, agora hoje ao mastigar uma carne um dos dentes quebrou e foi também canal que ele fez, já não sei o que fazer, porque já está tudo pago, e não tenho nem condição para procurar outro dentista, e o pior é que são os dentes mais da frente da parte de cima, assim ao lado do sexto dente da frente, tanto do lado direito quanto esquerdo. O que devo fazer nessa situação, por favor me oriente, porque daqui a pouco já não terei mais dentes. Só com ele já perdi 2 dentes embaixo e esse é o 4 em cima, sou uma moça de boa aparencia e está até me atrapalhando a procurar emprego.

    1. Sandra, fazer canal não quebra os dentes. O que deixa um dente frágil é, depois do tratamento de canal, não restaurá-lo adequadamente… porque aí você mastiga algo mais duro e… você já viu o que acontece. Agora que eles quebraram, se pelo menos as raízes estiverem ok, deve ser preciso pino + coroa.

  42. Ontem bati meu dente e ele quebrou pouca coisa no cantinho, quase não se ve.
    Mas quando eu encosto com o dedo nele, ele dói.
    Por que essa dor e quanto custa em media pra arrumar? Lembrando que quebrou pouca coisa, bem no cantinho, e é um dente da frente.

    1. Igor, a dor, provavelmente, é da batida mesmo… nem deve ser por causa da fratura, já que é tão pequena. Com o passar dos dias deve melhorar, mas o ideal é que você procure um dentista pra avaliar (até pra saber o valor da restauração), porque pode haver algum dano mais sério, e aí quanto antes o dentista intervir, melhor.

  43. Doutora, fiz a cirurgia dos terceiros molares no dia 11/03, tirei o dente superior e o inferior de apenas um lado. No primeiro dia, a cicatrização demorou bastante, vale ressaltar que a região sangrou quando cheguei em casa. Porém, nesse exato momento (16/03) quando fui fazer a higiene bucal, enquanto passava cuidadosamente o fio dental no meu “novo” ultimo dente (segundo molar), parte do dente simplesmente caiu (não fiz nenhum tipo de força), pelo o que eu percebi creio que foi uma “pequena” para média fratura de coroa. Foi um erro de cirurgia? Confesso que estou bastante triste pois sempre cuidei dos meus dentes com cuidado.

    1. Arthur, não dá pra afirmar isso de forma direta. Esse dente tinha restauração? Cárie? De qualquer forma, procure seu dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  44. Ola Doutora,

    Hoje vi que quebrei a pontinha do canino, mas bem pequeno. Eu consigo sentir com a lingua mas não faz mal, não corta. É bem pequenininho mesmo, acho que menos que 1mm. Eu tenho que ir ao dentista para ele lixar ou com o tempo vai alisar sozinho?

    1. Qual dente, Lucas? “Saiu na raiz” quer dizer que ele saiu inteiro (com raiz e tudo) ou que ele quebrou na altura da raiz? Se ele saiu com raiz e tudo, sim, é possível levá-lo ao dentista pra reimplantar. Mas tem que ser rápido, quanto antes, melhor.

  45. Oi Doutora!

    Poxa, tô tão triste, terminei um canal num molar superior vai fazer uma semana amanhã, daí hoje soltou uma parte do curativo.
    Fui ao consultório e a doutora que me atendeu, disse que não poderia fazer outro curativo, pois quebrou um pedaço do dente e para eu desmarcar a restauração que estava prevista, pois também não vai segurar.
    Me encaminhou para marcar uma outra dentista pra avaliar, pois talvez tenha que fazer uma pequena cirurgia na gengiva, pois ele quebrou bem próximo. Mas o canal está seguro, pois o curativo não saiu por completo.
    É normal o dente quebrar depois de feito o canal?
    Será que esse procedimento custará muito caro? Já sofri e gastei tanto com o canal…
    Não consigo entender o porquê do dente ter quebrado, eu nem tava comendo nada duro, tô arrasada…

    1. Não fique triste, acontece, Fran. O dente apenas com curativo não tem muita resistência mecânica, então não é tão incomum assim de ocorrer fraturas entre o término do tratamento de canal e a confecção da restauração. Imagino que, agora, será preciso o aumento de coroa clínica (a pequena cirurgia) e OU bloco OU pino + coroa completa. Se for o bloco, vai sair um pouco mais caro que a restauração. Se for a coroa, vai sair bem mais caro…

    1. Tem, Maria Vitoria. Mas você tem que ir JÁ ao dentista, que vai avaliar e ver se dá pra colar o pedaço de dente. Mas, mesmo que não dê, é possível restaurar com resina.

  46. Boa tarde, Dra.
    Tenho meu dente frontal com a raiz trincada ao meio, fui ao dentista, ela disse que inflamou e sera preciso tratar da inflamação primeiro. Devido a inflamação que o meu rosto do lado direito de vez em quando incha?
    Quanto ao dente o que devo colocar, implante ou um removivel?

    1. Maria, sim, inchaço é um sintoma inflamatório. Se há indicação de extração, o espaço pode ser reabilitado com prótese removível, fixa ou implante. Depende do caso e das suas condições.

  47. Boa noite dra. Ana, meu pai estava internado com púrpura e seu canal quebrou, o dentista dele aconselhou extração já passou um mês, só que pegou chinkungunha e as plaquetas voltaram a baixar, o hematologista não recomendou extrair agora só que agora o dente saiu e ficou apenas uma parte da raiz e ele não conseguiu contato com o hematologista. É perigoso para ele ficar com esse pedaço de raiz?

    1. Karina, bom não é. Mas a prioridade é a questão das plaquetas. Conversem com o dentista e, assim que o nível de plaquetas subir e estiver adequado, seu pai faz a extração.

    2. Obrigada Dra. Ana, faremos isso, mas por enquanto que cuidados ele precisa ter, pois tenho de marcar o dia mais próximo para podermos falar com o dentista.

    1. Obrigada pelo alerta, Larissa. Removi o link pra não fazer “propaganda” do plágio, mas já denunciei ao Blogger, daqui a pouco eles tiram do ar. Pena que a pessoa publicou em 2012, e só agora é que a gente viu. 🙂 Mais uma vez obrigada, abraço!

  48. Oi Dra. Ana, bom dia.
    Ontem fui ao periodontista (estou fazendo um tratamento periodontal), e ele me deixou um pouco apavorada.
    Primeiro disse que posso estar com algumas raízes fraturadas ou fissuradas. Disse que não dá pra ter certeza pelas radiografias periapicais. E disse que se for isso, teria problemas no futuro e de nada adiantaria ficar fazendo raspagens pois não iria resolver isso.

    Disse também que se fosse fratura/fissura poderia ser pelo bruxismo – eu tendo a morder muito forte enquanto durmo. E me aconselhou a procurar um psiquiatra pra tomar algum ansiolítico e reduzir a ansiedade.

    Queria saber algumas coisas.
    Primeiro: se for realmente fratura ou fissura, tem jeito? Eu perguntei a ele se eu ia perder o dente e ele me disse que por enquanto não. (seria nos 2 incisivos centrais inferiores e em um dos molares – não lembro qual).

    Segundo: ele me aconselhou a colocar um aparelho ortodôntico, pois ele acha que a força vem também da minha mordida que é um pouco errada. Pode ter causado um trauma oclusal.
    Já usei aparelho removível quando era adolescente e melhorou muito, mas depois do final do tratamento os dentes entortaram um pouquinho novamente – nada de mais também.

    Estou um pouco desesperada pois comecei a ler que quando há fratura geralmente tem que extrair.

    Estou gastando bastante no tratamento periodontal e me assusta um pouco os valores dos serviços (RJ). Tenho medo de não poder dar continuidade no tratamento.

    Obrigada
    Silvia

    1. Silvia, se não dá pra ter certeza pelas periapicais, há indicação de tomografia… porque não dá pra ficar na incerteza. Mas fissura e fratura são coisas bem diferentes… a fratura é bem mais grave e é quase certa a necessidade de extração, já a fissura é relativamente comum e a pessoa pode conviver com ela, sendo que o maior problema é quando há dor. Quanto à necessidade de aparelho, acho duvidoso… pois a relação entre problemas oclusais e o bruxismo não é assim tão direta… embora, se há trauma oclusal, o tratamento ortodontico pode ajudar. Eu sugiro a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial, primeiramente.

      1. Dra, muito obrigada!
        Se não deu pra ter certeza na periapical será que poderia ser só uma fissura, ou talvez nem isso? Procurei imagens de fratura na raiz nas periapicais e é beeem mais nítido do que na minha.

        Essa necessidade do aparelho também achei duvidosa, por isso vim pedir a sua opinião.

        De qualquer jeito falei com uma amiga dentista e ela me recomendou usar a placa para bruxismo.

        Obrigada
        Silvia

          1. Oi Dra Ana, tudo bem?
            Aqui á Silvia, não sei se a Dra vai lembrar, da periodontite…
            Enfim, passei pra dizer que resolvi por enquanto meu problema com a periodontite. Fiz as raspagens mais profundas, deu tudo certo. Agora vou ficar fazendo manutenção de 2 em 2 meses a princípio e se tudo der certo vamos espaçando o tratamento até chegar a 6 meses, que seria o normal de quem tem uma gengiva saudável. Afinal, não era raiz quebrada, graças!

            Agora minha dúvida é a seguinte. Tenho bruxismo… na adolescência eu rangia os dentes à noite mas tratei com a homeopatia e fiquei bem. De uns tempos pra cá meu sono piorou e o dentista já me falou que o bruxismo voltou (não tenho fraturas, nem nada). Meu marido que observa e diz q de vez em quando eu travo os dentes. Não ranjo mais, mas em compensação travo e acordo um pouco travada (ainda assim sem dor). Durmo fácil (não tenho insônia), mas meu sono tem uma qualidade ruim.

            Então meu dentista agora vai fazer uma placa miorrelaxante (vou fazer dia 15/04) para eu usar para melhorar o travamento dos dentes, e em paralelo estou tomando um antidepressivo que a minha psiquiatra receitou. No caso, ela achou melhor do que o ansiolítico. Ela quer tirar logo o remédio, não quer que eu use muito tempo, então achou melhor o antidepressivo porque é mais fácil de tirar depois, não vicia tanto.

            Conversando com uma amiga, ela disse que não conseguiu usar a placa miorrelaxante. Que parecia que estava usando aparelho de tanta dor. Que era uma placa de acrílico dura, e doía. Achei meio estranho já que nunca havia visto ou ouvido nada a respeito. Isso acontece mesmo?

            Ela até me desaconselhou a usar a placa, mas meu dentista disse que seria muito importante no meu caso.

            Esse testamento foi só pra perguntar isso hehehe e também para te agradecer por todas as dúvidas que você tirou. Muito obrigada mesmo.

            Silvia

          2. Oi Silvia! O placa não é um tratamento em si, é mais uma forma de proteger os dentes dos efeitos do bruxismo. Ela via de regra ajuda, é um benefício, seu uso não deve causar dor (e não faz sentido usá-la se estiver causando dor)… então é questão de usar pra ver como o paciente se adapta. E ela tem que ser rígida, sempre. Como a origem no bruxismo está no sistema nervoso central, o tratamento medicamentoso pode estra indicado, mesmo.

  49. Ana, Boa Tarde!
    Fiz o canal no dente de tras ha alguns anos, porem com o passar do tempo, o dente quebrou quase que por completo, fui no dentista, e me informaram que o dente tinha recuperação, ou seja, uma coroa, após 1 ano de ter colocado a coroa, o dente começou a doer muito, qualquer alimento que mordia dava um choque, e a gengiva abaixo do dente inchou muito, voltei na dentista e ela me falou que poderia ser irritação na gengiva, fiz o tratamento com anti-inflamatório, parondontax, melhorou, porem após 1 mês voltou a doer e está começando a inchar de novo, preciso de sua ajuda, pois acho melhor extrair.

      1. Ana, muito obrigado pelo retorno.
        A gengiva fica do tamanho de um caroço de feijão.
        Você quis dizer fazer outra coroa, é isso? Será que eles não iriam querer cobrar novamente? Paguei R$ 1.000,00 nessa coroa, e o resultado foi esse, desastroso.
        Seria melhor eu ter extraído no começo e colocado uma prótese, sairia quase o mesmo preço.

        1. Sim, porque parece que há alguma perda de adaptação dessa coroa, o que causa uma gengivite marginal, mas estou apenas supondo que seja isso. Certamente a nova coroa será cobrada.

  50. Dra. Pelo amor de Deus me ajude… Choro muito por causa que toda vez que como farinha meu dente quebra, estou no terceiro dente quebrado. Os meus dentes que quebraram foi:
    1 o primeiro foi o Erupção de 6-7 anos que se quebrou
    2 o segundo foi o terceiro molar
    3 e agora foi o segundo pre-molar
    Estou desesperada, posso fazer restauração deles ?
    Se bem que o 1 ja quebrou todo, os outros dois ainda tem uns pedaços.

    1. Viviane, você precisa procurar um dentista pra avaliar. Mas se forem fraturas grandes, não deve ser possível restaurar de forma direta… pode ser necessário bloco ou coroa com pino.

  51. Olá Dra. Ana
    Em 2008 sofri uma queda em uma viagem que estava fazendo, e o meu dente da frente quebrou, lá mesmo fui ao dentista e ela colocou uma resina provisória somente para eu terminar a viagem, chegando em casa fui ao dentista e vi que fraturei a raiz do dente, então a médica fez um canal, quase um ano depois esse mesmo dente começou a dar bolhas de pus da gengiva acima do dente, depois de um tempo vi que não melhorou e procurei novamente um dentista e ele viu que o canal não tinha adiantado e que tinha quebrado, segundo ele, acima da gengiva tratável, então para não fazer uma extração, pois só tenho 17 anos e ele disse que sou muito nova para implante, ele colocou um aparelho fixo e está movendo meu dente para baixo aos poucos para a fratura aparecer. Vai completar 2 anos que estou com o aparelho e ele já desceu bastante, e já esta praticamente vendo a fratura, mas essa semana esse mesmo dente não aguentou e rachou, estarei voltando lá essa semana pra ver, mas estou com medo de estar fazendo um tratamento errado, pode me dar uma opinião ?? Desde já agradeço.

    1. Isabella, extruir (“puxar” pra fora com o aparelho) esse dente com aparelho é uma opção válida, não há nada de errado nisso. Se foi só a coroa que “rachou”, a opção continua valendo. Vai ser preciso uma restauração provisória novamente, mas o plano não se altera.

  52. Oi Dra.
    Fiz tratamento de canal no dente do lado do canino, mas há algum tempo ele quebrou e ficou só a parte da frente, fui a um dentista e ele me disse que eu teria que colocar uma coroa, porém passou dois anos e não tive como fazer, agora a parte que restou do dente esta cariada, estou sentindo que está mole e saiu uma bolinha meio branquinha no encontro desse dente e do canino, será que ainda posso colocar a coroa, mesmo com essas coisas? Não quero perde-lo.

    1. Glenda, se ele está mole, das duas, uma: ou ele está fraturado ou com problema periodontal. Ser for uma fratura e a fratura for só em coroa, deve ser possível fazer pino + coroa. Se a fratura atingir a raiz, deve ser preciso extrair. Já se o problema for periodontal (no osso e na gengiva), é preciso tratar rápido, senão você pode perder ser dente. Ou seja: vá o mais rápido possível ao dentista pra ver se ainda é possível manter o seu dente.

  53. Doutora, tenho 15 anos e quando eu estava escovando os dentes do nada o ultimo dente do lado direito quebrou ao meio e fez um buraco enorme. Só que eu n sinto dor nenhuma e isso ocorreu agora, o q eu posso fazer? É grave?

    1. Christofferson, procure um dentista assim que possível. Provavelmente o seu dente já estava cariado internamente (parecia ok por fora, mas a cárie era grande por dentro dele), e ele, literalmente, “desabou”. Agora é preciso remover o resto da cárie e restaurar o dente (com restauração direta mesmo ou com bloco, depende do caso).

      1. Doutora, já aproveitando porque sai um cheiro forte da minha boca? Mesmo eu passando Fio dental, Listerine e Escovando os dentes o cheiro não sai.

        1. É porque deve estar juntando resíduos alimentares nesse “buraco”, e pela retentividade, é difícil de remover tudo. Vão ficando restos e dá esse cheiro.

  54. Doutora, tenho um pedacinho pequeno quebrado em um dos meus incisivos centrais superiores que esteticamente me incomoda. É possível, e no caso se sim, seria simples uma restauração nele?

  55. Dra. boa noite,

    Chamo-me Sandra, e tenho um dente que foi feito canal e quebrou, restando apenas um caco, neste caso daria para colocar coroa ou seria necessário um implante dentário? Um outro dente que foi feito canal, quebrou todo, neste também seria possível? Desde já agradeço o tempo.

  56. Boa noite doutora, tenho um filho de 15 anos, numa briga ele perdeu os dois dentes, eles sairam inteiros, fizemos os primeiros socorros, e procurei um especialista, fiz a primeira etapa do tratamento e coloquei o fio e vou dar continuidade no tratamento de canal, sofro muito, ele vai ficar sem os dentes da frente.

    1. Everton, se for só uma trinca de esmalte, sem dor, talvez nada. Já se for uma fratura e essa fratura comprometer a raiz do dente, deve ser caso de extração. Mas estou apenas supondo, você precisa procurar um dentista pra avaliar clinicamente.

  57. Dra. Ana, tenho algumas dúvidas sobre trincas de esmalte…
    Há alguns anos tenho notado várias trincas nos dentes, principalmente nos incisivos e, em um deles, há 4 trincas, sendo 2 verticais em ambas as laterais e 2 que se cruzam no centro do dente. Tantas trincas assim no mesmo dente é normal? Já fiz raio-X e não aparece nada e os dentistas que consultei não indicaram tratamento. Os dentes não doem, nem estão sensíveis, porém, sempre noto uma ou outra trinca nova. Parei de consumir alimentos gelados, muito quentes, não mastigo nada duro, não tenho bruxismo… não sei o que pode estar causando as trincas. Seria possível que os dentes do siso sejam os responsáveis, talvez por apertar os dentes e exercer pressão indireta nos incisivos? Tenho 30 anos e 4 sisos levemente tortos. Estou realmente preocupada com a quantidade de trincas no mesmo dente, tenho medo que esses dentes acabem quebrando.

    1. Maria, o sisos não têm nada a ver com as trincas, e a causa das trincas costuma ser difícil de identificar com certeza. O fato é que, se não há dor envolvida, não há necessidade de intervir, a não ser que, esteticamente, esteja incomodando você. A possibilidade desse dente vir a quebrar por causa dessas trincas é baixíssima.

  58. Oi Doutora, tudo bom?
    Há poucos dias realizei um tratamento de canal, faltando dois dias para fazer a restauração perdi metade do dente em uma mordida. A dentista disse que não poderia restaurar e indicou para fazer coroa ou uma cirurgia para expor a raiz e colocar pinos. Minha dúvida seria se tem outro tratamento para essa situação pois ainda tenho metade do dente.

    1. Diego, depende da quantidade de tecido dentário perdido. Se há metade, pode ser que um bloco dê conta de devolver a resistência a esse dente… mas o mais seguro é coroa + pino.

      1. Doutora, no caso tem algum exame que indique se precisa de bloco ou pino ou depende da analise do dentista, e no caso só colocando pino sem a coroa precisaria de alguma cirurgia na gengiva?
        Doutora, obrigado pela atenção e Feliz Ano Novo.

        1. Depende da análise do dentista, Diego. A cirurgia gengival eu não sei exatamente qual seria, depende, mas uma possibilidade é que seja uma “aumento de coroa clínica”, pra expor todo o término do dente / raiz e poder adaptar a coroa direitinho.

  59. Oi Doutora, tenho uma dúvida, sofri um acidente de moto há uns 2 meses atrás e tive média fratura da coroa no incisivo/11, foi restaurado com resina.
    Essa restauração com resina costuma durar quanto tempo sem me incomodar?
    Claro que estou sendo cuidadoso com ele;
    Mas queria saber se existe algum procedimento que deixaria meu dente mais resistente a fratura, sem me preocupar. Porque fico com receio de mastigar, sempre penso que vai cair e isso esta me deixando louco.
    Pra deixar firme e forte somente com PINO + COROA ou tem algum outro método que desconheço?
    Fico agradecido pela atenção.

    1. Bruno, isso varia: 1 ano, 2 anos, 5 anos… ou mais. Havendo indicação de restauração direta, seu dente está seguro. Pino e coroa, dependendo da quantidade de tecido dentário perdido, talvez seja uma solução muito invasiva.

      1. Ah Ana, esqueci de mencionar, foi restaurado com resina, mas com a parte do meu dente mesmo, consegui recuperar no acidente e levei para “colar”.
        Sendo assim, ele durará mais tempo ?
        Outra coisa, faceta de resina ajuda a firmar os dentes?
        Obrigado!

        1. Não dá pra dizer que vai durar mais tempo, Bruno… provavelmente o mesmo que duraria se não tivesse sido colado o fragmento. Sim, a faceta pode ajudar a manter o conjunto dente / restauração mais estável.

  60. Bom dia Ana, tudo certo?
    Após um tratamento de canal no dente superior da frente, a recuperação do processo inflamatório pode levar 2 meses?
    Porque fiz ha mais ou menos isso, e quando pressiono o dedo ao lado do nariz sinto ainda um leve desconforto e também quando pressiono os dentes é uma sensação diferente, mas sem dor;
    Eu teria que fazer algo ou tenho que ter paciência até tudo isso passar?
    É muito confortante poder contar com você, por meio deste blog;
    Obrigado.

    1. João, sim, o rocesso inflamatório às vezes se resolve de forma lenta. No seu caso, parece ser isso. Se começar a doer ou você notar algo que cause estranheza, procure seu dentista pra reavaliar.

      Fico feliz em ajudar. 🙂

        1. Pode… pode haver uma infecção resistente, por exemplo, e aí vai continuar incomodando. Mas o que você sente, em princípio, é só um incômodo pós-tratamento, que é algo relativamente comum e passageiro.

          1. E, caso haja uma inflamação, não tem solução, doutora?
            Mas não é dor, apenas desconforto, e também li aqui em outros comentários, pois sinto uma leve pressão que puxa o nervo pra cima, parece, acima do dente, quando vou comer algo doce ou chupar chiclete;
            Isso poderia ser uma inflamação ou faz parte mesmo da pós-recuperação?
            Obrigado doutora e desejo um feliz natal!!
            😉

          2. A recuperação envolve inflamação, João… toda cicatrização tem processo inflamatório. É esperado e não significa que há alguma coisa errada. Feliz Natal pra você também. 🙂

  61. Oi Ana,
    Tenho uma dúvida, fiz um canal no dente incisivo superior da frente há um mês, e queria saber se esse desconforto passa definitivamente ou normalmente fica alguma sequela ?
    Tipo, fisgada, choquinho, ou sensação de puxar quando estica os lábios… (vi alguém comentando que esta passando por isso também);
    É normal? Isso tudo passa como tempo ou ficaremos sentindo isso pra sempre?
    Obrigada.

  62. Oi Ana, tudo bem?
    Há mais ou menos 1 mês fiz um tratamento de canal em um dente da frente, não sinto dor, mas acontece que quando passo a língua na restauração do canal sinto uma pequena sensibilidade, é normal ?
    Mesmo depois desse tempo todo?
    Posso sentir isso até quando?
    Parabéns pelo blog, ele é show \o/
    bjsss

    1. Noemi, não é incomum que haja um pouco de incômodo ainda depois da conclusão do tratamento de canal. A tendência é o incômodo diminuir com o passar dos dias.

  63. Boa tarde Ana,
    Sofri um acidente semana retrasada e bati com os dentes da frente / 11 e 21, fraturando um deles (média fratura na coroa);
    Estou sentindo dores, mas a principio não vai ser preciso fazer canal;
    Normalmente, o dente costuma ficar inflamado (necrosado) após quanto tempo do trauma?
    O dente inflama logo em seguida ou após dias ou meses?
    Estou apreensivo com medo de fazer canal;
    Agradeço a oportunidade de tirar dúvidas contigo.
    Obrigado.

  64. Boa tarde! Ha um ano fiz um canal no dente do lado do canino, e ontem o mesmo rachou, as laterais estao preservadas, sera que vou ter q por uma coroa, estou desesperada. Obrigada.

    1. Suzana, se as laterais estão preservadas, pode ser caso de bloco (seria como uma “coroa parcial”, digamos assim). Procure um dentista pra avaliar, tem solução.

  65. Meu dente da frente quebrou ha alguns anos e ficou essa parte rosa exposta por dentro da boca, não sentia nada até q esses dias, senti algo saindo do meu dente quebrado, olhei pelo espelho e vi que era sangue e o dente ta um pouco rachado nessa parte rosa… o que devo fazer?? Dá pra fazer restauração ainda? Aguardando resposta.

  66. Boa tarde, ontem eu parti os dentes da frente, um foi a “grande fratura da coroa” e o outro foi a “média fratura da coroa”, e na segunda feira vou ao dentista e vou colocar o pivô, e já soube que ele demora muito tempo para estar pronto. Então isso quer dizer que eu vou ficar pelo menos sem um dente até ele estar pronto? Ou o dentista vai colocar alguma coisa para disfarçar o dente partido? Eu já pesquisei na internet e tudo me diz que o dentista vai ter de me colocar um dente provisório, mas dois conhecidos meus que também já passaram pela mesma situação dizem que tiveram de ficar assim sem o dente mesmo. Eu estou preocupada porque é muito feio eu andar por aí sem dentes! Obrigada.

    1. Rita, se você vai fazer uma coroa (“pivô”), certamente será colocada uma prótese provisória (que terá custo à parte). O outro dente, com a fratura média, deve ser restaurado de fora direta. Enfim: ficar sem dente você não fica.

  67. Bom dia Dra. Ana,
    Estou com uma dúvida, há umas três semanas fiz um tratamento de canal no dente superior da frente (aquele que tem 1 nervo), fiz em uma sessão, mas acontece que ainda sinto um desconforto (incômodo) no dente tratado, quando vou beber alguma coisa sinto os músculos do dente puxar um pouco, pode ser normal, até quando devo esperar pra não precisar marcar um retorno com o dentista em vão??

    Abraços.

    1. Ricardo, o tratamento é bem recente, esse sintoma pode ser normal sim, e deve desaparecer com o passar dos dias. Enquanto ele estiver diminuindo, não há necessidade de procurar seu dentista. Só se o incômodo aumentar.

      1. Oi Doutora,
        Olha eu aqui de novo… hehe
        Acontece que três semanas já era o suficiente para não estar sentindo incômodo algum, né?
        Até quando posso aguardar, e também queria saber se posso tomar algum medicamento para ajudar na cicatrização e eliminar de vez o desconforto que sinto?

        Agradeço de coração pela atenção.

        Abraços.

        1. Não. Isso varia de pessoa pra pessoa. O incômodo pode durar mais, sim. Mas se você acha que há alguma alteração, você não precisa ficar aguardando… procure seu dentista pra reavaliar. Quisera eu indicar alguma medicação que resolvesse seus problemas, mas é mais questão do seu organismo se recuperar do que de tomar algum remédio.

          1. Então doutora, tive lendo aqui que normalmente o tratamento de canal se faz em mais de uma sessão quando o dente está necrosado, o que não aconteceu comigo. Ela pediu que tomasse 7 dias amoxicilina e depois fizesse o canal, mas ela fez tudo em 45 minutos. Acho que deve estar inflamado ainda, por isso ainda continuo sentindo esse desconforto e também quando passo a língua na restauração sinto o mesmo. Estou agoniado porque vai fazer um mês, o que a doutora faria no meu lugar??
            Quero ficar bem logo do dente, antes das festas natalinas… Hehe
            Aguardo seu retorno.
            Grato!!

          2. Ricardo, pode haver certo desconforto mesmo depois do canal concluído, até que o processo inflamatório se resolva. A tendência é esse incômodo diminuir com o passar dos dias até desaparecer.

  68. Boa tarde doutora,
    Há um mês fiz um tratamento de canal no dente incisivo/11, estou me recuperando bem, sem dores.
    Acontece que meu dente do lado o incisivo/21 lá uma vez ou outra ele dá uma pulsada, parece um choquinho ou pulsação de leve, sem dor, o que poderia ser, Ana?
    Sofri um acidente e tive uma média fratura da coroa do incisivo 11, mas mexeu com o 21 também;
    Laudo da radiografia: suspeito de discreto espessamento do ligamento periodontal na região apical das raízes dos dentes 11 e 21;

    Poderia ser uma inflamação do 21 ou apenas uma reação normal do dente?

    Agradeço e fico no aguardo!!

    1. Luiza, pelo laudo radiográfico parece haver uma inflamação local. Se o acidente é recente, essa inflamação é esperada. A tendência é desses sintomas diminuírem e regredirem… se isso não acontecer, é preciso reavaliar, com chance de ter que tratar o canal do 21 também. Possibilidade, não certeza.

      1. Entendi Ana, mas se há um processo de inflamação, preciso tomar algum anti-inflamatório para resolver o problema ou o organismo que se encarrega disso?
        Mais uma vez obrigada.

  69. Drª , boa tarde.

    Meu dente, se não me engano o 11, fraturou e a minha dentista disse que só extração agora, e também terei que fazer um implante.
    A extração é a única solução neste caso mesmo?

    Obrigada desde já!

  70. Olá, Dra.

    No dia 06/10/2015, cai no chao e quebrei o dente da frente (acredito que tenha quebrado metade do dente), guardei o pedaço, e no dia seguinte pela manhã, fui ao dentista. Ela colou o pedaço, e informou que por enquanto, não seria necessário o tratamento de canal, porque não sabia se tinha sido atingido a raiz, mas ela estava exposta (levemente rosado). E me deixou em observação.
    Nos primeiros dias, sentia um leve incomodo pela sensibilidade, mas após uma semana, estava normal. Retornei com a dentista, ela informou que era para continuar em observação, porque aparentemente, o dente não havia mudado de cor, e ainda nao necessario o canal.

    Dia 22/11/2015, 43 dias após a quebra do dente, eu comecei a sentir muita sensibilidade no dente, com gelado, com morno, com quente, com o proprio ventinho que entra na boca, ao escovar os dentes, e ao beber agua, sinto forte sensibilidade, que já até tomei dipirona, mas não solucionou.

    Liguei para retorno com minha dentista, e ela esta em congresso, só retornara semana que vem. Estou preocupada… será que deverei realizar o tratamento de canal ? É estranho, porque meu dente, continua branquinho.

    O que acha que deve ser essa sensibilidade ? Normal ?
    Canal?
    Mascar chicletes ?

    Agradeço desde já !!!
    Giovana.

    1. Giovana, dado o histórico de trauma e considerando que dói com quente e morno, sinal de necrose pulpar… ou seja: necessidade de tratamento de canal. A cor do dente não muda, necessariamente. Converse com o seu dentista.

  71. Bom dia Doutora,
    Fiz um tratamento de canal semana retrasada 12/11/15 no dente incisivo/11, devido a um acidente mês passado;
    Não to sentindo dor nenhuma, mas um incomodo quando mexo com os músculos da boca, sinto meio que puxando o dente sabe, isso é normal, Ana?
    Por quanto tempo é normal sentir desconforto após o tratamento de canal?

    Grato!!

      1. Obrigado Doutora,
        Fico mais tranquilo, já estava imaginando que ficaria com sequelas devido ao tratamento de canal, imaginando que seria devido a um erro da endodontista;
        Nessas horas passa tudo pela cabeça.. 😉

  72. Boa noite! Dra° meus incisivos superiores estão desgastados e isso está me incomodado muito, creio eu que foi por conta do “bruxismo” ou “ranger dos dentes”. Tem um maior que o outro pouca coisa, mas na hora de tirar uma foto é aquela vergonha 🙁 gostaria de saber da senhora se vai ser preciso serrar pra alinhar eles ou restaurar a parte desgastada? Por mim eu preferia serrar e nivelar, deixar o que está maior do tamanho do quebrado até porque a fratura foi pouca mesmo. Tenho medo de que o dentista coloque resina e depois de um tempo essa resina chegue a cair e ter que fazer o procedimento novamente 🙁 E também gostaria de saber qual o custo para fazer esse tratamento :). Agradeço se a dra° puder me responder!

    1. Samuel, as 2 possibilidades existem. Mas se o desnível entre os dentes for proveniente de desgaste, via de regra é preciso restaurar o dente desgastado. Se for um desgaste muito pequeno, pode ser mais fácil e igualmente estético só desgatar o outro dente, mesmo. Enfim: é preciso avaliar qual o seu caso pra determinar a melhor forma de corrigir o problema (e os custos disso).

  73. Boa noite doutora,
    Há uma semana passei por um tratamento de canal no incisivo central superior 11, devido a um trauma no inicio de outubro. Estou em recuperação, a dor passou, só sinto uma pequena pressão qd vou pressionar meu dente com o debaixo e quando estico os lábios sinto o nervo puxar um pouco. Mas acontece que hoje percebi que a veia que fica na gengiva entre os dentes incisivos 11 e 21 deu uma pequena inchada, o que poderia ser doutora?
    Não dói, será que é alguma inflamação ou não preciso me preocupar??
    Estou com medo de ter que fazer o canal novamente.

  74. Boa tarde Doutora, parabéns pelo seu blog, ele é muito esclarecedor;

    Então, mês passado fraturei o incisivo central superior/11 (média fratura da coroa) e meu dente foi milimetricamente pra frente, em relação ao incisivo/21;
    Fiz tratamento de canal na semana passada, mas ficou a marca da rachadura no dente, queria por uma faceta de resina;
    Queria saber se vai ser possivel colocar a faceta de resina sem desgastar o dente ou no meu caso seria a de porcelana?
    Não queria fazer de porcelana, pois me falaram que desgasta o dente e ela não altera a cor conforme os anos;
    O problema é que meus dentes são amarelos e não queria ter que fazer clareamento sempre para acompanhar a cor da faceta de porcelana;
    Queria fazer de resina, porque posso fazer a manutenção periodicamente.
    Seria possivel no meu caso fazer de resina?
    Muito obrigado!

    Grato!

    1. Alexandre, atualmente existem facetas muito finas chamadas “lentes de contato”, elas costumam não exigir desgastes dentários. Mas varia de pessoa pra pessoa, se não houver espaço pra isso, algum desgaste será necessário. Se você há fraturou o dente, pode ser que não seja possível fazer faceta, dependendo da fratura, só a faceta talvez não seja suficiente pra oferecer a resistência mecânica que o conjunto dente + restauração precisa. Mas considerando que a faceta se aplica ao seu caso: se os seus dentes são amarelados e você não pretende fazer clareamento, uma faceta de porcelana é uma ótima ideia, pois a cor dela é mais estável que a de resina. Já se a ideia é fazer clareamento agora e não mais depois, então faça de resina… mas entre fazer clareamento de tempos em tempos OU refazer a faceta de tempos em tempos, eu optaria pelo clareamento. Converse com o seu dentista.

  75. Olá, quebrei o meu dente, 2° molar superior, ele ja foi feito um restauração ha um tempo, que chega perto da raiz, agora quebrei a lateral dele que sobe um pouco acima da gengiva. Ha chance dele moldar junto com a parte quebrada, fazer um canal, ou terei que retirar o dente?

    1. Fernanda, não me parece caso pra extração, e talvez nem de canal. Será preciso restaurar seu dente, e o tio de restauração depende do tamanho da parte quebrada (restauração direta, bloco ou coroa). Procure seu dentista pra avaliar.

  76. Bom dia,
    No dia 16/11 iniciei o tratamento de canal no dente 24. A dentista limpou o canal e colocou o curativo. Hoje a coroa da parte de tras do dente quebrou.
    Como ficara agora?

    1. Priscila, em princípio o tratamento de canal continua sem problemas. O que pode mudar é o tipo de restauração, se antes (hipótese) era possível restaurar de forma direta, agora pode ser preciso fazer bloco ou coroa completa. Depende do tamanho da fratura.

  77. Boa noite doutora,
    Mês passado fraturei o incisivo superior central/11, média fratura, o dentista restaurou com resina e fiz a radiografia. A consulta pra mostrar o exame é semana que vem. Você pode me adiantar o que significa as informações do laudo:

    Suspeito de discreto espessamento do ligamento periodontal na região apical das raizes dos dentes 11 e 21.
    A imagem sugere fratura coronal no dente 11 com colagem de fragmento. Linha rádiolúcida na porção mediana da coroa e região mesial.

    É grave doutora?? A lesão foi na raíz, será q vou ter q extrair o dente e colocar prótese??
    Estou morrendo de medo, ele não está mole.
    Me dá uma luz, Ana.
    Agradeço a atenção.
    Grata!!

    1. Carmen, o ligamento periodontal é composto por uma série de fibras que ligam a raiz do dente ao osso. O seu espessamento é sinal que que pode haver um processo inflamatório em curso, o que é esperado se você quebrou seu dente numa batida. Mas se ele(s) não dói / doem, em princípio tudo ok, a inflamação deve se resolver com o passar dos dias. No mais, o laudo descreve a fratura do dente em si, que não é novidade alguma, disso você já sabia. Enfim: não me parece haver gravidade, é apenas questão de acompanhar.

      1. Entendo Doutora, mas corre o risco desses dois dentes escurecerem com o tempo? Ou após a inflamação ele volta ao normal sem risco futuro? A fratura do dente 11 sei que corro o risco pelo fato de ter partido, mas o 21 também?

        Fico muito feliz pela sua solidariedade em responder o pessoal. ;D

        Grata!!

          1. Sim, mesmo depois. Não morder com eles não evita nem o escurecimento nem a possibilidade de tratamento de canal. Repito, a possibilidade existe, mas me parece ser baixa. Fique tranquila.

  78. Boa tarde Ana,
    Fiz o tratamento de canal no incisivo central superior/11 nesta quarta feira (11/11/15), e ainda sinto uma ligeira dor, “a da cura”;
    Esse incômodo pode durar quantos dias, preciso me preocupar com isso e corre o risco dessa dor não passar ?
    E se não passar preciso procurar novamente um dentista?

    Obrigada!!

      1. Oi Doutora, se esse incômodo não passar tenho que necessariamente fazer o retratamento de canal ou terei que conviver com esse incômodo pra sempre?
        Tenho medo disso não passar. Normalmente esse incômodo dura quanto tempo, 1 semana… 2 semanas… 1 mês? Hoje faz 5 dias que fiz o tratamento.
        Fico de vez em qd pressionando os dentes pra ver se sinto o incômodo e tb quando vou sorrir sinto o nervo puxar, mas sem dor.
        Tudo isso faz parte da recuperação ? Ou devo me preocupar?

        Desculpa, mas fico preocupado… estou muito triste pelo fato de ser o incisivo central superior/11; Medo de ter q extrair o dente para poder me livrar desse incômodo.

        Desde já, muito obrigado pelas orientações.
        Grato!!

  79. Bom dia Ana Tokus,
    Primeiro obrigado pela materia do site, muito esclarecedora!

    Meu caso é assim: eu quebrei um dente da frente quando era crianca uns 10 anos atras, e depois colei o pedaço dele normalmente. Após esse tempo, ele voltou a cair, primeiro 1 ano atras, depois 1 mes e agora ontem. O dentista disse q nao posso mais usar o pedaço original do meu dente, que preciso de uma protese.
    Minha duvida é: a protese é bastante resistente em comparação ao dente original? A situação em que meu dente descolou sempre foi a noite durante o sono, acredito por eu ranger um pouco os dentes (estou vendo isso tb xD) deve “desgastar a cola”. Minha preocupação maior eh a mordida, depois desse ano parece que nao colava numa posição certa.

    Muito obrigado desde já!
    Abraços

  80. Bom dia Dra. Ana,
    Fiz um tratamento de canal ontem no incisivo central/21.
    É normal sentir pressão no dente quando me abaixo e fica pulsando?
    Por quanto tempo é normal sentir desconforto no dente tratado?
    Obrigada!

    1. Catarina, sim. O dente pode ficar meio dolorido uns dias, pois os tecidos em volta da raiz do dente ainda estão se curando. Mas o incômodo vai sempre diminuir, até desaparecer.

      1. Mas, no tratamento de canal não são removidas as terminações nervosas e o nervo?
        Mesmo assim, podemos sentir dores e desconfortos após o tratamento doutora?
        Sinto uma leve dor quando pressiono o dente com o de baixo, é normal?
        Várias perguntas né Ana… hehe
        Desculpas, é que fico com medo de ter que refazer o tratamento por erro do especialista.

        Desde já agradeço muito pela colaboração;
        Att,
        Catarina.

        1. É que a origem do desconforto não é o canal do dente… mas os tecidos em volta da raiz, que ainda estão se recuperando. Há um processo inflamatório se resolvendo, e isso leva alguns dias.

          Nem tantas perguntas. 🙂

  81. Dra. boa tarde!

    Primeiro parabéns pelo espaço e desprendimento em ajudar e informar tantas pessoas.
    Fui a UBS e passei na dentista, já que fazia um bom tempinho que não ia e para mostrar a minha filha (3 anos) que não tem nada de mais ir ao dentista.
    A dentista disse que tinha algumas caries entre os dentes que faria a limpeza dos dentes e na consulta posterior trataria das cáries, ok!
    Na consulta posterior, ela retirou um obturação e a refez, não entendio por que, mas tudo bem. Ficou incomodando, mas depois acostumei. Ah, o fio dental não ia entre os dentes, posterior e inferior ao que foi obturado.
    Comecei a sentir uma dor que não sabia se era de dente ou de ouvido. Um dia durante o jantar, o dente quebrou, uma parte da lateral interna… chorei horrores!!!
    Não quis procurar a UBS com medo da dentista arrancar meu dente.
    Pode me informar se tem como restaurar esse dente? Pelo que li aqui, seria a restauração indireta?
    Em média, sabe quanto gastaria para um tratamento desse?
    Estou desempregada no momento e juntando as economias da casa para ir ao dentista.
    Muito obrigada pela atenção!

    Que Deus a abençoe!

    1. Helen, se pelo menos a raiz do dente for viável, não é caso pra extração. Pelo seu relato, me parece ser caso pra restauração indireta (bloco), sim. Com relação a valores varia muito, depende do laboratório que confecciona o bloco, do material dele, etc.. Procure um dentista pra avaliar.

  82. Boa tarde Dra. Ana,
    Há um mês cai e houve uma média fratura da coroa (Incisivo Central Superior Esquerdo/21), como era madrugada fui no pronto atendimento, mas o dentista restaurou e não preencheu um buraquinho da ponta do dente. Nos dois primeiros dias senti uma dor, mas logo passou. Mas há uma semana fui tomar água gelada e me deu uma fisgada muito forte e ficou latejando e no outro dia inchou minha bochecha e senti dor na mandíbula. Fui numa Endodontista onde a mesma informou que era canal. Estou tomando Amoxicilina e a microcirurgia esta marcada para quarta agora.
    Então, tenho medo da doutora não conseguir retirar toda inflamação, pois o dente quebrou quase pela metade, e a parte debaixo onde foi colado com resina ela disse q não vai tocar. Corre o risco da parte do dente que caiu continuar inflamado e ela só retirar a polpa do dente sem tocar na parte fraturada ??
    Tenho medo de continuar sentindo dor.
    Pq na verdade sinto desconforto apenas quando vou pressionar o dente com o debaixo.
    Desculpa pelo comentário gigante, admiro muito seu blog;
    Fico no aguardo.
    Obrigado!!

    1. Artur, não vejo razão pra endodontista não resolver o problema. Pelo que entendi, ela vai acessar o canal do seu dente pela parte de trás, sem “mexer” na restauração. Acho que você não precisa se preocupar.

      1. Dra. Ana,
        Obrigado pelo retorno;

        Só mais uma pergunta:
        É normal sentir dor qd pressiono o nervo e também desconforto ao tocar no dente, onde a Endodontista havia dito que o dente já estava necrosado?
        Imaginei que como o dente esta morto, não era pra sentir mais dores. É normal?

        Grato!!

        1. É esperado sim, pois todos os tecidos em volta do dente (periodonto) continuam vivos e sensíveis. A dor / incômodo que você sente não é do canal em si, mas do periodonto e da infecção.

          1. Tenho medo Doutora, dela ter se equivocado e meu caso não ser de tratamento de canal.
            Digo isso pq a micro-cirurgia esta marcada para amanhã a tarde.
            Só acho estranho tb, pois estou tomando antibiótico e imaginei q não era para estar sentindo mais esses desconfortos.
            Meu medo é de, mesmo após o tratamento, eu continuar sentindo isso.
            Será que arrisco consultar outra especialista ou arrisco com ela mesmo?

          2. Se o dente está necrosado, é caso de tratamento de canal, sim. Não acho que se tratar ser “arriscado”… pelo seu relato, não é opcional.

  83. Bom Dia Dra, ha algum tempo quebrei o ultimo dente do lado esquerdo da boca “de baixo”, e quebrou por uma pequena cárie que com certeza ja virou canal, porque fui inconsciente de ir deixando esse problema afetar cada vez mais, pois sempre foi quebrando aos poucos e estou querendo procurar um bom especialista para que possa restaurar meu dente com êxito total, porém restou cerca de 25% a 30% do meu dente, e com certeza eu não queria fazer implante e sim tentar restaurar da melhor forma possível.
    Dra. poderia me dar algum método ou conselho se seria possivel eu com o ultimo dente canalizado e quebrado, se ainda da pra fazer uma restauração consciente ou apenas implante ?
    Muito grato pela oportunidade …
    Ass: Felipe Vinicius de Paula

    1. Felipe, tendo sobrado tão pouco da coroa do dente, a indicação deve ser de tratamento de canal + pino + coroa. Se no mínimo a raiz do seu dente estiver ok, não é caso pra extração nem implante.

  84. Olá, minha filha tem 4 anos e os dentes são de leite ainda, e ela quebrou um dente da frente até a raiz, ficou só o toquinho, o q devo fazer? É muito grave?

    1. Rogerio, leve-a ao dentista / odontopediatra pra avaliar os danos. Dependendo do caso, pode haver indicação de tratamanto de canal ou até de extração desse dente. Não que seja grave, mas requer tratamento, não dá pra deixar assim.

  85. Boa noite Doutora,
    Fiz tratamento de canal e logo em seguida o dentista falou que teria que colocar uma peça… Coloquei, mas depois de 5 meses o dente quebrou um pedaço pequeno, ficando parte da peça exposta… O que da pra se fazer nesse caso?
    Desde já agradeço!

    1. Rodrigo, é preciso avaliar, principalmente pra identificar se o que quebrou foi a peça ou o dente. Mas, via de regra, não dá pra consertar, sendo necessária uma peça nova.

  86. Ola dra. Ana, eu fiz um tratamento de canal ha cerca se dois meses num dente a frente (n 12 se não estou em erro), bem como a sua restauração…. Acontece que esta noite enquanto dormia todo o restauro do dente caiu e acordei com o dente dentro da boca, mas não no seu devido lugar… O que posso fazer? Vivo em Portugal e uma ida ao dentista é caríssimo, paguei 175 € para fazer o canal (a volta de 500 reais), agora tenho de pagar novamente para o médico ver o dente…. Ora são cerca de 55€ (150 reais) apenas pela consulta. O que fazer??? A raiz do dente esta protegida mas todo o restauro da gengiva para fora saiu num unico pedaço (ou seja, soltou inteiro).

    1. Carlos, não há outra forma de resolver isso a não ser procurando seu (ou outro) dentista. Eu sugiro que você procure o mesmo dentista, afinal de contas o procedimento é recente, é provável que ele nem cobre pra corrigir isso. Entre em contato com ele e explique a situação antes de marcar a consulta.

  87. Bom dia, fiz tratamento de canal, acho que foi no primeiro molar, não entendo muito, mas ele quebrou ficando apenas um pedaço, como se o dente partisse ao meio, tem como restaurar? Pois não quero perder um dente. Qual o especialista que eu procuro?

    1. Edson, se a raiz do seu dente ainda estiver boa, dá pra fazer pino e coroa, mantendo o seu dente. Procure um dentista especialista em prótese, embora até um clínico geral possa ajudar.

  88. Olá!

    Caí mesmo com os dentes da frente no chão há 4 dias, um deles partiu e o outro está rachado. Fui à dentista e, como vou colocar aparelho, ela disse para esperar até as dores passarem (não tenho sensibilidade ao frio nem ao calor e nenhum dos dentes ficou mole mas dói quando toco, está dolorido, – estou a tomar brufen de 12 em 12 horas mas não sinto nenhumas melhorias) e aí fazer a reconstrução e logo em seguida colocar o aparelho.
    É normal ter este tipo de dor mesmo não tendo o nervo sido atingido? Será que não poderia fazer a reconstrução do dente com anestesia (foi uma grande lasca partida, está feio e é logo à frente)?

    Obrigada!

      1. Obrigada pela resposta Dra. Ana!

        Entretanto a minha dentista já restaurou o dente, mas durante alguns dias senti um pulsar e uma leve sensibilidade ao frio no dente e agora já não sinto nada disso, sinto apenas um desconforto na raiz quando trinco alguma coisa mais dura para comer. Hoje tive consulta para a dentista ver como está e ela sentiu uma pequena bolinha na gengiva.
        Será necessário desvitalizar o dente?!

          1. Por vezes sinto alguma sensibilidade (quase nada) quando bebo água fria, com alimentos não… e às vezes quando faço algum esforço um leve pulsar no dente como se sentisse o coração a bater.

          2. Obrigada! Vou no dia 1/12 ter uma consulta com um especialista em tratamentos de canal.
            Vou colocar aparelho, haverá problemas com isso ou é melhor esperar até ter a certeza de que não precisarei de tratamento de canal e todos os sintomas passarem?

  89. Oi Ana, tudo bem? Mooooorro de medo de dentista! hahahaha Estou com um dente quebrado e não quero perdê-lo! É o terceiro dente de trás (do fundo pra frente), está no meio da arcada. Ele já tinha um canal e por isso é todo oco. Comendo um biscoito integral, mordi uma semente muito dura e ele partiu. Faz uma semana. No começo a gengiva inchou e doía muito, agora a gengiva desinchou e parou de doer, mas não posso usar o dente na mastigação já que está mole. Ou seja, parece que a raiz está no lugar, mas a parte de cima já era… será o caso de extração? Medo de ir ao dentista perder meu dente e sentir muita dor!!!

    1. Carolina, parece que houve uma fratura de coroa, mesmo. Se a raiz estiver ok, não é caso pra extração, mas é quase certo a necessidade de pino e coroa. Procure um dentista pra avaliar.

  90. Olá Dra!

    Eu quebrei meu dente n°24 e meu dentista disse que por causa de uma lesão eu poderia até colocar implante, mas eu iria sofrer dores. Queria saber se não tem algum tratamento para essa lesão para que pudesse colocar um implante.

  91. Fiz um canal ha 7 anos, mas ele doi, uso aparelho, mas fui na dentista ele tirou rx falou que nao tinha nada, mas resolveu retrata-lo, mas durante esse tratamento de canal ela quebrou ou fraturou a raiz, e falou que e melhor extrai-lo, mas nao quero, ela falou que vai tentar fazer uma coroa, com ou sem pino, mas falou que acha que nao vai dar certo, e eu terei que extrai-lo. O que faco, nao quero perde meu dente.

    1. Jailsa, se a fratura é em raiz, há indicação de extração, mesmo. Fazer uma coroa sobre uma raiz fraturada é gastar dinheiro à toa… não faz sentido.

  92. Olá, eu sou português e tenho 16 anos, hoje fui colocar selantes nos dentes, mas vou começar a usar aparelho ortodontico, a doutora disse que tenho que ir a uma outra clinica fazer a documentação prévia (moro numa pequena localidade e na cidade próxima há o mesmo consultório mas muito maior), tirar os raiox, etc, mas este não é meu problema, os meus dois dentes da frente estão fraturados, ambos como no primeiro exemplo, mas já estão assim há imenso tempo, um deles foi com um mergulho na piscina o outro foi a tocar trompete (toco numa banda), a do mergulho eu não encontrei o resto do dente e a do outro dente é pequena, não consegui encontrar. E agora? Antes de colocar aparelho tenho de restaurar os dentes? Isso implicará mais custos, e se os meus pais ja se vao esforçar imenso para pagar o aparelho (em Portugal o aparelho custa cerca de 2000 euros, que equivale a cerca de 8600 reais, isto sem o preço das consultas e documentação). Mais custos e tenho medo de nao conseguir pagar tudo, por isso, é possivel colocar o aparelho com estas fraturas? Claro que ja deviam ter sido tratadas logo de inicio… mas por erro ninguém ligou. Obrigado desde já 🙂

    1. Pedro, se forem pequenas fraturas e esteticamente não incomodar você, você pode deixar pra restaurar esses dentes depois da conclusão do tratamento ortodôntico, sim. Tá caro o aparelho aí, hein?! 😉

      1. Muito obrigado, eu nao gosto de ver mas ate agora nao houve oportunidade de gastar dinheiro com dentista. O aparelho aqui é muito caro, mas é em todo o lado, em Portugal por exemplo, uma coca-cola custa 1 euro, penso que sejam 30 centavos no brasil 🙂 é uma questao do valor das duas moedas.
        Muito obrigado pela sua ajuda 🙂

          1. Depois de uns tempos voltei aqui para lhe perguntar mais umas coisinhas :p . Bem, hoje fui colocar as bandas e dia 28 vou colocar o aparelho (parte superior), mas quando cheguei ao dentista, ela so me colocou a banda do lado esquerdo e disse-me que a do lado direito não encaixava. Eu devia ter perguntado o porquê, mas não o fiz. Então, não encaixava porque ela nao tinha os tamanhos de banda corretos ou porque os elasticos espassadores não fizeram bem o seu trabalho? Sei que isto não tem importancia, pois no dia em que vou colocar o aparelho tambem vou colocar essa banda, fazendo tudo de uma vez.

            Desde já obrigado e um bom natal “solarengo”, já que em portugal o natal é com frio e neve :p

          2. Pedro, os dois motivos são válidos. Mas certeza mesmo, só a sua dentista pode dar. 😉

            Um ótimo Natal nevado pra você. 🙂

  93. Doutora, quando crianca sofri um acidente de bicicleta e quebrei o dois dentes da frente, no caso um foi como no segundo exemplo. Ha um mes atras a minha resina soltou do nada, acordei e senti o trincado, qndo passei a lingua ela soltou. Bem, fui ao dentista que arrumou meu dente, mas passando uma semana senti umas dores neste dente e agora, quando passo a lingua nele, parece que esta solto, mole, se movendo, fui no dentista pra ver o q era pq pensei q fosse a resina que tivesse soltando, entao ele disse que nao era, e que o meu dente esta firme, que nao esta mole. Realmente tocando com o dedo nao esta mole, mas quando passo a lingua sobre ele ou quando mexo a boca forcando o dente, sinto ele com mobilidade. O que pode ser? E o que eu faço? Tenho medo dele cair =(

    1. Any, se o dentista avaliou e não viu mobilidade, eu não me preocuparia. Nossos dentes não são fixos diretamente ao osso, mas entre a raiz e o osso há um conjunto de fibras chamado de “ligamento periodontal”, que confere um certo “amortecimento” ao dente. Deve ser esse “amortecimento” que você sente.

      1. Só que isso vem me pertubando doutora, pois ja completo um mes que venho sentindo isso neste dente. Nao tenho mais coragem de morder nada, e estou muito incomodada com essa moleza nele. Sera que isso passa sozinho? Tambem venho sentindo um pouco de dores com bebidas geladas. Se eu fizer canal tem chances de sumir essa mobilidade?

        1. Então Any… eu não gosto de dizer pra nenhum paciente que “é impressão” dele(a), porque parece que eu não estou levando a sério a queixa. Mas confesso que, no seu caso, considerando que houve uma avaliação e o dentista não viu alteração, creio ser impressão, mesmo. Mas se você quiser, é um direito seu procurar um outro dentista pra avaliar, até pra tirar essa “cisma” e você ficar mais tranquila. Se houver indicação de tratamento de canal, a mobildiade pode diminuir, sim. Se é que há uma mobilidade.

          1. Procurei o dentista que colocou aparelho no meu dente da frente, pois eles eram afastados, e quando tirei ele foi ele quem havia feito a ultima restauracao minha que caiu agora. O dentista fez o raio x que nao deu nada de errado, so me falou que teria que fazer o canal pelo fato de eu sentir sensibilidade com bebidas geladas, so que essa mobilidade que eu estou sentindo nao sairia com o canal e ele nao soube dizer por que eu estou sentindo isso. Agora estou na duvida se faço ou nao faço o canal?

          2. Any, ou há indicação de tratamento de canal ou não há. Fazer ou não fazer o canal não é uma escolha, não é algo que você tenha que decidir. Se o dentista disser que tem que fazer, tem que fazer. Se não, não. Seria interessante uma avaliação com um dentista especialista em Periodontia (gengiva), pra confirmar – ou não – essa mobilidade.

          1. Doutora, estou desperada, terca feira vou correndo no dentista. Agora o dente do lado ta doendo e ele tem canal, ta sensivel. Agora os dois estao ruins. Estou perdida. Com medo deles cairem =(

          2. Oi Doutora.
            Fui hoje no quarto dentista pra ver o meu caso, bom aconteceu que ela fez raio x avaliou tudo e disse tbm que não tenho nada de errado com os meus dois dentes. É bom que nao tenho nenhum problema, porem agora sabe Deus quando essa sensação de mobilidade vai passar.
            Obrigado doutora por tudo!

  94. Em 2009 eu cai e meu dente saiu todo e foi reimplantado, tudo direitinho, no mesmo dia. Ano seguinte fiz todos os tratamentos e tal. Em 2012 coloquei aparelho e em 2014 bati a boca na porta e quebrou o dente (não lembro se foi no meio ou na ponta da raiz), agora ele vive mole e só não cai porque o aparelho segura. Um dentista sugeriu para o meu ortodontista para quando terminasse o tratamento fazer implante. Eu queria saber se dá pra recuperar o dente através de canal ou se realmente só tem jeito extraíndo e fazendo implante?

    1. Viih, se a fratura foi no meio da raiz ou na ponta, como você relata, é BEM complicado manter o dente. Não que seja impossível – em se tratando de uma fratura horizontal -, mas o prognóstico não é bom. Será preciso a avaliação de um dentista especialista em endodontia pra ver se há como tratar o canal e esplintar as 2 partes do dente, como explico no texto.

  95. Olá…
    Estou com uma dúvida. Fiz um faceta de porcelana em um dente apenas para consertar o alinhamento dos dentes, porém ficou muito escura, diferente dos outros dentes, a dentista disse que é por causa do cimento que utilizou. Será isso mesmo ou ela solicitou a cor errada?
    Agradeço a atenção.

  96. Oi doutora… ha alguns meses, 5 meses mais ou menos, foi obturado meu dente de tras, e recentemente andava com um gosto estranho na boca, e hoje quando fui morder um pedaco de carne era o dente, que quebrou a parte da frente dele, e ficou aparecendo a obturacao, e a parte de tras ficou intacta, nesse caso o que poderia fazer?

    1. Charles, pelo que entendi a restauração ficou, mas o dente quebrou. É preciso avaliar pra ver o quanto de tecido dentário foi perdido, pra então decidir qual o melhor tipo de restauração: restauração direta, bloco ou coroa.

  97. Olá Dra.

    Fiz um tratamento de canal no pré molar superior, mas como tenho retração de gengiva, e devido ao processo inflamatório, o dente simplesmente partiu ao meio ficando duas paredes, após uma semana quebrou a outra parede e ficou preso só pela frente, não esta mexendo muito mas continua com mobilidade, o dentista disse que vai por um pino e obturar, mas com essa mobilidade será que vai valer a pena o custo benefício, pois ele não garante que o dente vai ficar firme de novo, então não seria o caso de arrancar e por um implante para eu não gastar duas vezes, o que vc acha ?

    1. Liliane, se a raiz do dente estiver viável, sugiro pino + coroa. Restauração direta pode não ser suficiente, mesmo. Mas nem por isso é caso pra extração + implante. É questão de avaliar.

  98. Ola doutora, meu segundo molar quebrou, minha dentista me disse que foi por causa do dente do siso que nasceu virado e estava em cima dele, so que depois de um tempo ele quebrou mais da metade e ela me disse que nao dava pra fazer nada, que teria que extrair, enfim acabei extraindo o dente.
    So depois eu estava olhando na internet e vi posts falando que dava pra salvar a raiz e ser feito uma coroa mais pino em cima. Estou muito triste, e se dava pra salvar ? Ja chorei muito depois de ter tirado, quase entrando em depre por causa disso, uso aparelho e ja estou no final do tratamento, mas estou muito triste de ter perdido meu dente.

    1. Débora, não acho que dava pra salvar seu dente… se desse, sua dentista teria proposto isso. Provavelmente a fratura foi abaixo da linha da gengiva e comprometeu as raízes do seu dente. Compreendo que você esteja chateada, mas agora já foi… é pensar pra frente e reabilitar o espaço que ficou.

  99. Doutora,

    Quebrei parte do meu dente inferior molar, não sinto nehuma dor e aparentemente tem processo de cárie. Contudo estou viajando e só poderei procurar um dentista em cerca de uma semana. Posso demorar esse tempo todo, coloco meu dente em risco aguardando?

  100. Perdi quase toda a face lingual do meu 36, o que devo fazer? Uma restauração resolve? Já que depois de um tempo sofre alteração de cor…
    Quais procedimentos eu poderia fazer para recuperar função e estética novamente no meu dente? (todas as opções possíveis). Muito obrigada!

    (esqueci de dizer que a perda da estrutura dentária do dente 36 foi devido a um processo carioso).

    1. Letícia, a primeira coisa é procurar um dentista pra avaliar, você não precisa decidir isso sozinhz, até porque não tem conhecimento técnico pra isso. O dentista vai verificar a quantidade de tecido dentário perdido e indicar o método restaurador mais adequado. Considerando que a parece lingual do seu molar se perdeu quase por completo, creio ser necessário um bloco (overlay) pra devolver a estética e a função do seu dente. Uma restauração direta não ofereceria resistência mecânica suficiente. Esse bloco pode ser de resina, de cerâmica ou de metal. O de metal, claro, é menos estético, e o de cerâmica mais estético e durável que o de resina. Procure um dentista.

  101. Doutora, estou com uma duvida, meu dente do fundo da boca quebrou a parte de tras e ficou só a parte da frente inteira, e a parte de tras ficou a raiz aparecendo, eu queria saber qual o tratamento e a qual especialista devo recorrer. Desde já muito obrigado.

    1. Airton, você pode procurar um dentista clínico geral pra avaliar. Se for necessária a intervenção de um especialista em dentística ou prótese, ele vai indicar um. É preciso verificar a quantidade de tecido dentário perdido… pela sua descrição, creio ser necessário um bloco, pois uma restauração direta talvez não seja suficiente pra devolver a resistência necessária ao seu dente.

  102. Oh Ana. Ha uns 3 anos atrás fiz canal no dente segundo molar, arco inferior, ficando apenas menos da metade do dente verdadeiro. Ah uns meses percebi que caiu um lado do dente, ficando apenas a parte de cima e o lado da buchecha. Gostaria de saber se nessa situação haveria possibilidade de fazer uma nova restauração, possivelmente um novo canal. Mais desde que eu continuasse com o dente. Agradeço a atenção, Ana.

    1. Se o tratamento de canal está ok, nem é necessário retratar, Francinaldo… seria preciso apenas restaurar. Porém é preciso avaliar a quantidade de dente perdido pra determinar o tipo de restauração adequada. No seu caso, pelo seu relato, me parece ser caso de bloco ou até de pino + coroa completa.

  103. Dra., o meu dente 26 quebrou a lateral interna da boca praticamente inteira, ficando os outros lados inteiros, não houve impacto, simplesmente soltou, havia uma restauração grande nele, mas não tinha dor, só apresentei há algum tempo sensibilidade que estava tratando com creme dental adequado, fui em um dentista que fez um amálgama, ficou esteticamente feio e estou em dúvida se este era o tratamento adequado, não me explicaram como iria ficar ou o que seria feito, por não entender bem gostaria de sua opinião. Obrigada!

    1. Márcia, seu dentista deve ter optado pelo amálgama pelo tamanho da restauração. Como você não deve ter manifestado sua preferência com relação à estética, ele restaurou com amálgama, que funcionalmente é ok, mas esteticamente é feio, mesmo. Se você quiser uma restauração mais estética, é possível fazer um bloco (onlay) em resina ou porcelana. Converse com o seu dentista.

  104. Doutora, ha 3 dias coloquei a coroa no meu dente, o dentista me falou que ele iria ficar sensível por um tempo, mas que ia passar essa sensibilidade, entretanto eu ando sentindo umas dores de cabeça no lado direito, ali na fronte, essas dores de cabeça podem ter alguma relação com o dente? Ah, no dente eu n sinto dor nenhuma.

  105. Doutora, bom dia. Tive que fazer um tratamento de canal em dois dentes… só que leigamente falando, das duas vezes percebi que a dentista usou uma broca muito grande em dois dentes frágeis, o que ocasionou um rachadura em ambos e ela quer extrair os dois. Gostaria de saber se não existe a possibilidade de restaurar esses dois dentes. Segundo ela a rachadura é na raiz. É válido procurar uma segunda opinião? Desde já agradeço a atenção…

    1. Em se tratando de extrações, acho válida uma segunda opinião sim, Alessandra. Mas se as fraturas forem radiculares, via de regra é caso pra extração.

  106. Boa tarde, Doutora.
    Quando era criança fui brincar com minha irmã e ela subiu em cima da minha cabeça e cai com o dente no chão! Pronto, depois daquele dia minha vida nunca voltou ao normal, rsrsrs. A partir daí aproximadamente pelo menos 1 vez ao ano vou ao dentista refazer a resina do meu dente esquerdo da frente. Não atingiu a raiz graças a Deus, foi uma pequena fratura de coroa.
    Então minha pergunta é a seguinte: tem alguma coisa a se fazer para que eu não tenha mais esse problema de quebrar a resina (pois na maioria das vezes fico morrendo de vergonha de conversar com os outros na rua por vergonha do dente quebrado esperando vaga no dentista).
    E uma dentista uma vez disse para mim que toda vez que eu faço uma resina ela desgasta meu dente pois a maquininha para retirar a resina anterior acaba pegando no meu dente… Já fiz umas 8 resinas em uns 15 anos de dente quebrado… mt triste, por favor me de uma luz!!!

    1. Bianca, pode ser hora de pensar numa restauração indireta, como uma faceta, que é mais estética e resistente. Converse com o seu dentista sobre essa possibilidade.

  107. Olá Doutora, quando criança, creio eu com nove anos de idade, caí na área da minha casa e quebrei meu dente da frente, como no segundo exemplo, o doutor fez uma restauração e hoje tenho 21 anos e ela nunca caiu ou quebrou pois tenho bastante cuidado com o mesmo, mas pelos anos a fio ele manchou atrás, mas na frente continua com a mesma perfeição de quando restaurado. Gostaria de saber se posso retirar e refazer novamente a restauração sem que precise de um canal? Quero evitar o canal de qualquer forma por ele não manter a cor como a de um dente aparentemente normal como os outros, assim como faz a restauração.

    1. Iara, sim, é possível trocar a restauração do seu dente sem fazer tratamento de canal. A não ser que a nova restauração exija isso, como por exemplo, uma coroa com pino intra-radicular. Mas a alteração de cor não é consequência certa do tratamento de canal, às vezes ocorre, às vezes não.

  108. Doutora, fui ao dentista fazer uma obturação que aparentemente era pequena, no dente molar inferior, chegando lá a doutora tirou um raio x e viu que era preciso canal, doeu bastante, daí ela fez o curativo e eu vim para casa, mas por poucas condições financeiras não pude fazer o canal, e com um tempo o curativo caiu, e o meu dente já estava oco por dentro, dps ele quebrou mais ainda, hoje meu dente está só com um pedacinho e dentro oco, estou com o canal marcado, mas acho que precisarei fazer coroa, tenho medo de não ter mais jeito e ter que extrair o dente pois preciso dele para colocar o anel do aparelho, pois não tenho o dente pré molar. E agr acho que quebrou 65% do dente, tenho medo, e não estou mais mastigando corretamente, tem solução, e que não seja a extração ?

    1. William, se pelo menos a raiz do seu dente estiver boa, dá pra fazer canal, colocar um pino na raiz uma e coroa sobre o pino. Pela sua descrição, acho que é possível fazer isso. Mas supondo que fosse caso de extração, isso não impediria você de usar aparelho, nem sempre é preciso usar o “anel” (banda), cada caso é um caso.

      1. Ola Doutora, estou com 2 dentes do fundo quebrados que deu canal, no momento não tenho dinheiro para tratar o canal e já perdi praticamente o dente, o que eu faço…

  109. Doutora, tenho os dentes incisivo nº 11 e o do lado o nº 12 quebrados, foram 75% quebrados vou ter que fazer coroas completas, tem alguma contraindicação?

    Por condições financeiras não pude fazer o tratamento de canal+pino+coroa, mas enfim, sinto que não da mais pra segurar a resina, um dos dois dentes fraturados esta muito sensível e incomodando muito, estou bastante triste pois fiz 18 anos agr e tenho medo de ficar feio ou que caia a prótese provisória, pois pretendo por aparelho fixo, mas sou de família humilde e fica muito chato, n tenho mais vontade de sorrir, comer e viver, não sei o q fazer ):

    1. Hernan, CALMA. Não nenhuma contraindicação, pelo contrário, se você perdeu 75% desses dentes há, sim, indicação de coroa. Se você pretende usar aparelho, sugiro o seguinte: faça o tratamento de canal e o pino, isso é obrigatório. Mas as coroas, que são a parte mais cara, por enquanto, você faz provisórias, de resina, o bráquete vai colado nelas, mesmo. Dessa forma, você evita estragar coroa de material mais caro (pela colagem e principalmente remoção dos bráquetes) e vai ter aí uns 2 anos pra economizar e fazer as coroas definitivas quando remover o aparelho. O pino e o tratamento de canal vão ser os mesmos, com isso você não gasta mais. As próteses provisórias não vão cair, ainda mais de você estiver de aparelho, pois elas estarão coladas no aparelho. Então se acalme, tem solução, é apenas questão de planjar. Converse com o seu ortodontista.

  110. Ola Dra.,

    Há uns 4 anos eu fiz um tratamento de canal no primeiro pré molar superior. Hoje, grande parte desse dente quebrou na parte traseira. Me parece que a camada que era dente quebrou e aquele preenchimento do canal esta totalmente exposto se olhando por dentro da boca. Sera que vou precisar colocar um implante? Obrigado.

    1. Sergio, se pelo menos a raiz do dente estiver viável, não é preciso extrair e, portanto, não é caso pra implante. Mas me parece que será necessário pino (apoiado na raiz do próprio dente) + coroa. Procure um dentista pra avaliar.

  111. Dra. Eu fiz há algum tempo, na cidade onde morava, o implante de 2 dentes inferiores (fundo). Contudo eu vim para outra cidade e comendo um pedaço de goiaba quebrou um pedaço de um dos dentes implantados. Tem que fazer uma nova prótese desses dois dentes ou dá para consertar o dente que quebrou? Grato.

    1. Antonio, se as próteses forem independentes (separadas), é possível trocar apenas a que quebrou. Se o material for resina, talvez dê pra apenas fazer um reparo, e não trocar a prótese toda. Procure um dentista pra avaliar.

  112. – Olá doutora, estou indo ao dentista e coloquei uma massinha no dente da frente, ai hj eu fui escovar os dentes, do nada quebrou um pedaço do dente da frente aonde está a massinha, estou em tempo de me matar 🙁

    1. Não se mate, Reinaldo! 🙂 Dá pra resolver… apenas procure seu dentista pra restaurar de novo. Se foi o dente quebrou e não a restauraçao que caiu, pode ser necessário algum outro tipo de solução, como uma coroa. Mas não se desespere, solução tem.

  113. Olá doutora, ha pouco tempo comecei meu tratamento de canal, meu dente esta com aquela massinha provisória (acho que se chama curativo) e amanha mesmo eu iria finalizar, só que hoje, meu dente quebrou um pedaço. Eu não usava esse dente pra comer, mas resolvi morder algo para testar se o dente ainda doia, ele quebrou um pedaço na lateral, não chegou até a gengiva pois da pra ver o dente, ele quebrou metade da lateral, e a outra metade parece estar rachada, vou perder meu dente? Só para complementar, esse dente é o ultimo molar antes do siso, se não me engano é o 37, o curativo ainda continua la. E pra complementar um pouco mais, achei uma imagem que represente bem como o meu dente quebrou, só que o curativo ta no meio ainda.
    http://www.escolasantarosa.com.br/fotos/casos_1290521286_foto07.jpg

    1. Filipe, não vejo razão pra você perder seu dente. Finalizado o tratamento de canal, é só restaurar o dente apropriadamente. É provável que uma restauração direta não seja suficiente, aí será preciso fazer um bloco (restauração indireta), que é uma pecinha feita em laboratório de prótese que o dentista cimenta no seu dente.

  114. Doutora, um acidente de bicicleta terminou em dois dentes meus quebrados, o n° 11, 12 (Frontal direito e o do Lado), esse acontecimento tem uns 5 anos, não fiz tratamento de canal ate hoje, fui no dentista, ele ficou surpreso pela raiz n ter necrosado, estou com uma restauração de resina mas é insuficiente porque foi 75% do dente perdido, não sei o q fazer, porém n tenho condições de implantar esses dois dentes, estou muito triste porque além de n ser dente de verdade, n poder comer maçã etc.. a estética esta totalmente comprometida, o que eu devo fazer ? Posso usar aparelho ortodontico apos o possível implante?

    1. Hernan, pela sua descrição os seus dentes não têm indicação de extração, portanto não têm indicação de implante, também. O que você tem são dentes com restaurações grandes, então o mais seguro, considerando 75% da coroa do dente perdida, seria fazer coroas completas sobre as raízes dos seus dentes, provavelmente com pino. Se for usado pino – o que em tese é mais seguro, mesmo -, aí será necessário tratar o canal dos 2. Em resumo: tratamento de canal + pino + coroa nos 2 dentes. Converse com o seu dentista pra ver se é isso mesmo.

      1. Muito obrigado Doutora, esclareceu minha Duvida, porém por ser tratamento de canal + pino + coroas nos dois dentes, não tem risco de cair ? Posso usar aparelho ortodontico ? Abraço…

        1. A coroa soltar é até uma possibildade, mas é altamente improvável, Sim, é possível usar aparelho, mas aí seria interessante ter coroas provisórias até a conclusão do tratamento ortodôntico e só fazer as definitivas no final.

          1. Doutora, o que eu mais temia esta acontecendo, a restauração está soltando e expondo o nervo (eu acho), e está muito sensível, terei que ir no Dentista urgente, mas me disseram q coroas provisorias caem, estou muito triste, nem tenho vontade de comer nem sorrir, tenho medo de ficar feio ou não ter funcionalidade, estou muito triste 🙁

          2. Hernan, não fique prestando atenção nos que as pessoas dizem… preste atenção no que eu estou dizendo e no que seu dentista vai dizer. Procure logo ajuda profissional e resolva isso. Quanto antes, melhor. Leia minha mensagem anterior, por favor.

  115. Doutora, mais um pedacinho do meu dente q restaurei quebrou, é o q fica lá atrás, molar, eu acho… será q a restauração n foi bem feita ou é canal? Senti uma dorzinha agora…

    1. Thais, não dá nem pra dizer que a restauração foi mal feita – até porque, se o que quebrou foi o dente, a restauração está ok -, e nem que é canal. Procure seu dentista pra reavaliar e resolver isso antes que o resto do dente quebre. Aí pode “dar” canal e até extração.

  116. Bom dia, queria saber se o meu caso tem jeito.
    Quebrei meus dois dentes da frente andando de bicicleta, um saiu completamente pra fora, saiu até a raiz, e o outro ficou só um pedacinho do dente visível. Fui ao dentista e disseram que so podia colocar outros com 18 anos (quebrei quando tinha 12 anos), eles fizerram uma coisa la no meu dente que ficou e tambem fizeram uma prótese tipo de plastico, agora tenho 20 anos essa prótese ta toda ruim.
    Queria botar dois dentes pra ficar pra sempre. Tem como?

    1. Agora que você tem 20 anos, já pode fazer implantes, Leandro. “Pra sempre” é uma expressão meio forte, porque vai depender dos seus hábitos de alimentação, de higiene, de não sofrer outro acidente como aquele… mas dá pra fazer próteses com estética excelente e muito duráveis. Procure um dentista especialista em prótese e / ou implante pra avaliar.

  117. Doutora, antes de ontem fiz uma restauração pq meu dente tava cariado, ai hj de manhã quando acordei um pedacinho bem pequenininho do dente restaurado quebrou na lateral, tem algum problema? N dói nem nada… só quebrou um pedacinhozinho.

  118. Ola doutora. Uma partezinha do meu dente quebrou bem na pontazinha do meu dente da frente quando eu era pequeno. Fui ao dentista e ela colocou tipo como se fosse uma colazinha que fixou. Mas agora depois de anos saiu e ta a mesma coisa. Um novo conserto resolveria meu problema como foi resolvido antes?

  119. Olá, meu dente quebrou ontem, acredito que tenha sido uma fratura apenas, só que foi do nada, não houve batida e não tenho bruxismo até onde eu sei. Só que a fratura não foi na coroa, foi na parte perto da gengiva, não sei o que pode ser, caiu um pedaço bem pequeno.

    1. Vinícius, procure um dentista pra avaliar. Se foi por baixo da gengiva, talvez seja preciso fazer uma pequena cirurgia pra expor o local da fratura e só então poder restaurar.

  120. Olá,
    Meu último dente de trás quebrou, um pedacinho bem pequeno, neste dente eu já fiz tratamento de canal, é só eu fazer uma restauração que já fica tudo certo? Ou tem que fazer algo a mais?

  121. Ola Drª, eu ja fiz duas obturações no mesmo dente na parte de tras da boca, mas as obturaçoes nao aguentam e acabam caindo com menos de 4 meses, o meu dentista me disse que e porque o buraco do dente e grande e a obturaçao nao aguenta. Ele me disse que tem um material mais resistente para obturar, e ai evitaria a queda da obturação, isso e verdade?

    1. Fabio, existem outros materiais além da resina composta direta que podem ser usado pra se fazer uma restauração, sim. Imagino que o que seu dentista esteja propondo seja fazer um bloco, que é uma forma mais resistente de restauração. Esse bloco pode ser de cerômero (outro tipo de resina), metal ou porcelana.

      1. Ola doutora, eu tinha um dente da frente quebrado, fui no dentista, ela botou a massa mas depois de algumas semanas eu mordendo o negocio a massa do dente soltou, o que eu faço?

  122. Olá,
    Meu dente molar superior quebrou, ja faz alguns anos, realizei o tratamento de canal, porem ele quebrou outra parte e foi necessário colocar um pino. Porem desde que isso aconteceu eu sempre senti um incomodo no dente, que mais parece um pressão (como se tivesse alimento enroscado), comentei com a dentista e ela retratou o canal. Depois de algum tempo comentei com outra dentista que retratou o canal novamente, fez a retirada do pino e fez outro pino, porem o incomodo continua, o dentista colocou a protese sobre o pino (coroa) mas sinto muito incomodo ao mastigar e não aguentei e forcei até ela sair, não melhora 100% mas assim a pressão diminui. Estou muito angustiada pois ja faz varios anos que sofro com esse dente e essa dor/pressão/coceira parece que afeta até o osso da face, por favor me ajude, pois nenhum dentista consegue dizer qual é o problema!!

    1. Pamela, quem dera eu pudesse dizer ao certo qual é o problema! Se a pressão na região diminui com a remoção da coroa, sinal de que o problema é dentário, mesmo. Porque também poderia ser uma nevralgia, uma dor reflexa (vinda de outro dente ou região)… enfim, é preciso avaliar criteriosamente.

  123. Extrai um dente da frente e dois do lado direito. Fiz a prótese provisória até que faça o implante. Mas, não consigo me acostumar com ela, me incomoda, minha boca é pequena e a prótese parece que ocupa a boca toda. O material parece plástico na boca. Estou aqui arrasada, pois não tenho mais coragem de sair de casa, nem namorar, dá vergonha que alguém perceba a provisória.
    Não tem como fazer uma provisória que fique colada nos outros dentes ? Até que faça o implante ?
    Estou angustiada com isso.

    1. Olga, seu incômodo é compreensível. Esse tipo de prótese “enche a boca” mesmo, ela não apenas parece um plástico, ela É um. Considerando que são 3 dentes, fica mais complicado de fazer provisórios fixos se você pretende mesmo fazer implante, porque isso exigiria algum desgaste dos dentes ao lado dos espaços pra fazer uma prótese fixa adesiva, por exemplo. Sem contar que isso custaria um pouco caro em se tratando de algo provisório. Enfim… eu acho que vocÇe poderia procurar seu dentista e ser franca a respeito, pra ver se ele sugere alguma solução que deixe você mais confortável e confiante.

      1. Ian, procure um dentista o mais rápido possível. É preciso avaliar a extensão dessa fratura, mas se ela não comprometeu a raiz do dente, certamente tem solução.

  124. Doutora

    Quebrei a cuspide interna do primeiro molar que estava com um curativo. A cuspide externa esta firme. To com medo de perder esse dente!

    Natali

  125. Olá doutora, recentemente sofri um acidente doméstico que fraturou dois dentes meus (o pré-molar superior do lado esquerdo e o penúltimo dente inferior, também do lado esquerdo). O pré molar partiu o dente em duas bandas, diagonalmente. E o outro dente havia uma restauração e quebrou uma ponta. Fui ao dentista, ele fez a colagem do pré-molar e disse que para o outro seria necessário remover a restauração e refazer junto com a parte que quebrou. Então fui a outro dentista para fazer a restauração, o mesmo já tinha visto os meus dentes fraturados e já sabia do caso. Ele disse que o dente que o dentista colou, mais cedo ou mais tarde iria se partir novamente, e que o procedimento seria bem caro. Será realmente necessário, doutora? Quanto ao outro dente, ainda não fiz a restauração, mas ele disse que o mais viável e permanente seria um processo chamado “inlay alguma coisa” (não lembro o nome direito). E aí doutora, o que devo fazer?

    1. Yara, inlay é o que as pessoas popularmente chamam de “bloco”, uma pecinha protética que substitui parte da coroa de um dente. Em caso de fratura, dependendo da quantidade de tecido dentário perdido, realmente não dá pra restaurar de forma direta, a restauração não aguenta. Então me parece, pelo seu relato, que pelo menos o bloco (se não coroas) está indicado nos 2 casos.

      1. Boa noite Dra, estou com um 3º molar direito q me parece estar com a pontinha quebrada, teria como colocar resina? Eu tirei uma foto dele, gostaria muito q a Sra me ajudasse. Estou com medo de quebrar mais.
        Grata!

          1. Obrigada Dra, já marquei dentista para ela avaliar. Dra, tenho duas perguntas que não tem nada a ver com o assunto, mas queria sua ajuda. Bom, primeiro gostaria de saber p q quando passo o fio dental na minha gengiva doi, mas não doi nela toda, somente em algumas partes, o q será? A segunda pergunta é q meu irmão fez um tratamento de canal, porém de 1 dia pra cá começou a doer, ele ainda não colocou o bloco. E faz quase 1 mês q ele fez o canal. E foi 2 vezes ao dentista pra fazer o molde e não acerta, porém a dentista ainda não colocou o bloco. Isso de não ter posto o bloco interfere na dor? Quando colocar o bloco continuara com essa dor? Ou o canal não adiantou nada?
            Muito obrigada!

          2. Gengivite geralmente não dói… mas pode ser que seja gengivite. Pode ser, também, que em alguns locais seja mais difícil do fio dental passar entre os dentes, e aí, ao forçar, dói. Quanto ao seu irmão, ele deve estar com algum curativo, certo? Se sim, ele pode ter ficado um pouco “alto” dessa última vez que ele esteve na dentista, por isso a dor. Diga pra ele entrar em contato com a dentista pra verificar isso… creio que não seja nada no canal.

  126. Bom Dia.
    Meu caso é media fratura na coroa, mas só que quebrou ate a coroa, não quebrou a raiz, um pedaço do dente rachou na vertical e fez uma curva pra esquerda, isso pq a dentista ficou futucando o meu dente, ela me enrolou e não restaurou. Tem como restaurar ? A metade do dente ta INTEIRA E FIRME.

    1. Everton, talvez de forma provisória… mas apenas metade do dente “firme” não deve ser suficiente pra fazer uma restauração direta com segurança. No seu caso, provavelmente será necessário fazer uma coroa ou algum outro tipo de restauração indireta (peça confeccionada em laboratório de prótese). Converse com a sua dentista, não vejo “enrolação” nenhuma aí.

  127. Dra. Ana, conversei com o dentista que já reparou meus dentes 3 vezes, ele me disse que a faceta por si só não oferecerá a resistência necessária. Me sugeriu coroas de zircônia e fazer os 4 incisivos com faceta. Porém achei que o valor fica alto para mim, em torno de 3,5 mil… Meu caso poderia procurar alguma associação de dentistas do tipo especializações de forma a ser mais viável ou é isso mesmo?
    Obrigado por sua atenção!!!

    1. Pode procurar sim, André! É uma boa alternativa, isso deve diminuir bem o valor. Esse tipo de procedimento não é muito barato mesmo, envolve custos de laboratório e uma formação diferenciada do profissional, considerando o tipo de reabilitação.

  128. Boa noite, meu dente de tras se quebrou ha um ano atrás, mas não senti dor nem sangrou, então não me preocupei. Mas ha algum tempo tenho sentido muita dor de dente, uma dor insuportável, chega a doer ate o ouvido, essa dor aparece de vez em quando, e observando o dente quebrado percebi q ele deve ter quebrado novamente, pois consigo ver a gengiva, morro de medo de dentista, sei q tenho q procurar um, mas gostaria de já ir preparada com o q ele vai fazer…???

  129. Olá Dra. Ana,

    Tenho duas grandes restaurações nos dentes incisivos centrais desde a minha adolescência. O grande problema é que elas sempre quebram. Já precisei trocá-las diversas vezes e cada vez a porção do dente diminui e elas tendem a ficar mais frágeis.
    Gostaria de uma sugestão definitiva para que eu pudesse voltar a comer sem medo de quebrar, até mesmo coisas simples, como um pão…
    Agradeço a atenção.

    André Luiz

  130. Boa noite doutora, estava comendo um pão hoje a tarde e um dente meu que esta com aquele remedio que mata a carie quebrou… mas foi na lateral, porem não esta doendo nem nada, será que vou ter que fazer canal ou arrancar o dente?

    1. Patrik, se a fratura não comprometeu a estrutura do dente, em princípio é só questão de restaurá-lo. Não sei exatamente o que você quer dizer com “aquele remedio que mata a carie”… se for algum tipo de curativo ou se o dente foi aberto pra canal anteriormente, aí estaria indicado o tratamento de canal, também. Motivo pra extração, pelo seu relato, não vejo.

      1. O caso é que deu uma infiltração nessa restauração, e essa infiltração chegou bem perto do canal, então meu dentista colocou esse remedio, e me disse que se eu sentisse dor em dez dias teria que fazer canal, caso não sentisse dor ele faria apenas uma restauração, porem no segundo dia após ele ter colocado esse remédio uma pequena parte da lateral desse mesmo dente quebrou, mas não sinto dor alguma, apenas um pouco de sensibilidade ao frio, será que vou precisar extrair o dente? Estou com muito medo, pois a anestesia não pega muito bem em mim 🙁

        1. Realmente não acho que seja caso de extração, mas é provável que seja preciso pelo menos um bloco, porque já se perdeu bastante tecido dentário.

  131. Ola doutora,
    Tenho uma duvida, meu dente, ultimo dente superior, teve um lascado após uma mordida, e hj após uns 20 dias ele esta doendo, possuo aparelho odontológico no dente em questão, o q devo fazer, posso ir ao um posto ou devo ir ao meu dentista?
    Hj é feriado e sábado e domingo ele nao atende, e estou com mt dor, tenho medo de q a quebra possa ter afetado o nervo ou seja uma carie profunda e tenho medo de que eu vá a outro dentista e prejudique o aparelho…

    1. Taina, a prioridade é acabar com a sua dor. Se não há como o seu dentista atendê-la, procure outro dentista ou uma Unidade de Saúde em caráter de urgência. Quanto ao aperelho fique tranquila, se for preciso remover alguma peça ou o fio, seu ortodontista pode fazer o reparo assim que possível.

  132. Me ajuda, meu dente foi todo restaurado e agora quebrou um pedaço, meu Deus me ajuda por favor, n mereço isso, o q faco? Vou ficar banguela? :'(

    1. Daniele, CALMA. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo. Não vejo razão pra você perder esse dente, provavelmente é só questão de restaurar adequadamente.

  133. Doutora, aos 9 anos eu quebrei a pontinha do meu dente num acidente domestico… meu pai bateu com martelo em minha boca, felizmente foi so a ponta. Hoje, aos 30 precisei refazer a resina, pois estava amarelando a ponta. Sou muito observadora e quando eu tiro fotos percebo que o lado onde houve a “pancada” o dente nao é tao braquinho como o outro, e isso me incomoda bastante… Qual procedimento mais indicado para deixar este dente “clarinho” tb? Vale ressaltar que nunca senti dor no mesmo.
    Fico no aguardo da resposta, grata.

    1. Joelma, a alteração da cor de um dente costuma ser sinal de comprometimento do canal dele, de anquilose, etc.. Seria bom fazer uma avaliação mais criteriosa nesse sentido. As soluções costumam ser o clareamento e, em caso do clareamento não ser suficiente, uma faceta (uma restauração que cobre toda a parte da frente do dente).

  134. Meu dente quebrou a coroa na metade, na vertical e eu fui em 2 dentistas, onde 1 recomendou uma restauração e outro recomendou a colocação da coroa com o pino, pq a parte que sobrou do dente nao iria aguentar e ceder daqui 1 ou 2 anos, agora não sei qual tratamento recorrer, me ajude se possivel?

    1. Antonio, tudo depende da quantidade de tecido dentário perdido. Se foi uma fratura que comprometeu metade do dente, por exemplo, o ideal seria a coroa completa, ou no mínimo um bloco (uma peça que substitui parte da coroa do dente).

  135. Bom dia! Fui ao dentista arrumar um dente que estava com carie, mas já tinha um obturação antiga nele, ai ela tirou a obturação e colocou uma massinha para evitar fazer canal, após 2 semanas não tive dor, mas um pedaço do meu dente quebrou quando fui comer um chocolate, foi um pedaço médio e não doeu nada e pelo jeito não afetou os nervos, pois não sangrou tbm, é no dente de tras, será que preciso fazer canal ou uma restauração já basta? E minha dentista não esta atendendo hoje é melhor eu procurar outro? Desde já grata.

    1. Joice, pela sua descrição parece que apenas a restauração resolve o problema. Se não há dor, você pode até aguardar… mas evite mastigar sobre esse dente.

  136. Olá,
    Fiz um tratamento de canal e meu 2º molar quebrou todo.
    Minha dentista recomendou a extração.
    Troquei de dentista e ela na tentativa de recuperar o dente me encaminhou a um especialista para fazer um aumento de coroa.
    Estou assustada pq esse especialista me explicou que devido o meu dente estar muito quebrado pode ser que no meio do procedimento do aumento de coroa eu tenha que extrair o dente.
    Estou angustiada com isso.
    Isso realmente pode acontecer? Estou ha bastante tempo tentando recuperar esse dente 🙁

    1. Camila, pode acontecer, sim. O especialista vai fazer os procedimentos normais de aumento de coroa clínica, e se durante a cirurgia ele perceber que há alguma cárie, fratura ou defeito ósseo que exija a remoção de muito osso e gengiva em volta do dente, pode de decidir pela extração, pois a benefício do aumento de coroa seria duvidoso ou até não seja possível realizá-lo. É uma decisão técnica, mesmo.

      1. Muito Triste Dra Ana, não quero mais nem sorrir, o aumento de coroa não foi possível e foi realizada a extração. Nossa como estou triste, chorando desde ontem por isso!

        Infelizmente o aumento de coroa não foi possível, agora preciso pensar em uma solução, meu dentista me disse que o melhor é um implante, sei que é caro esse procedimento, e me disse que só poderei fazer em 4 meses após a extração, a minha dúvida é, existe alguma chance de não poder fazer o implante e quanto tempo um implante dura?

        Nossa, estou cheia de dúvidas. Meus dentes de baixo são um pouco tortos, não seria o caso de colocar aparelho antes de realizar o implante? E se for o caso após a extração em quanto tempo posso colocar aparelho?

        1. Que pena, Camila… compreendo sua tristeza, mas tenha em mente que ainda há solução. Como você perdeu 1 dente só, o ideal seria fazer um implante, mesmo. Existem, ainda, as opções de ponte fixa ou removível, mas a melhor solução do ponto de vista funcional e estético é o implante, embora mais caro. Não vejo razão pra que não seja possível o implante no seu caso. Se você pretende corrigir o posicionamento dos seus dentes, o ideal realmente seria fazer o tratamento ortodôntico antes, o que você pode começar já, não é preciso aguardar.

  137. Ola, acabou de partir um pouco do dente da frente como no caso “pequena fratura na coroa”, devo ir ao dentista?
    Tenho 13 anos, tenho medo que os meus dentes comecem a partir se 🙁
    Nao quero ter 18 anos e ter que usar uma protese 🙁

    1. Sim João, procure um dentista assim que possível. Tanto pra restaurar esse dente quanto pra verificar se houve algum dano à estrutura do dente. Mas fique tranquilo, pela sua descrição não vejo razão alguma pra prótese.

  138. Ola Doutora!
    Olha, o caso e o seguinte!
    Tem dias que eu “achava” que minha gengiva tava inflamada!
    Porem não era a gengiva, e sim o dente!
    E quando fui olhar quebrou um mísero pedacinho, e não sei se esta rachado ou não!
    Mas doí d+, e estou a base de DIPIRONA pra sobreviver sem essa dor!
    E inclusive me deu febre!
    Vc poderia me falar que procedimento ira acontecer?
    Muito obrigada!

    1. Karine, não me parece que haja uma fratura que comprometa a estrutura e as raízes do seu dente… então, em princípio, é preciso apenas restaurar. Se houver uma fratura, pode ser caso de tratamento de canal e até de extração. Mas repito, não me parece ser o caso.

  139. Ola dra. Eu bati com um ferro na boca e rachou um dente da frente, a rachadura esta apenas na frente, atrás do dente esta sem, fui ao dentista e ele colocou algo da cor do dente e poliu, porem ele disse q futuramente posso precisar de canal, isso é algo certo ou so possibilidade? Obrigada.

  140. Boa tarde, Drª Ana, tenho bruxismo, meu dente Incisivo Central esta desgastado, um esta no tamanho normal, já o outro gastou cerca de 0,3mm e da uma diferença na aparência que está me causando baixo astral.
    Queria saber se teria como eu preencher com algum tipo de massa para igualar, pois o mesmo não esta quebrado, e se ficaria muito caro para fazer este procedimento, se assim for feito irei providenciar um molde para dormir e o bruxismo não gastar mais meus dentes.

    1. Manoel, em princípio é possível restaurar seu dente, sim. Mas é preciso considerar que o hábito do bruxismo coloca uma grande força sobre os dentes, e essa restauração poderia se soltar… então talvez uma restauração direta não dê conta, pode ser necessário algo mais resistente… então um dentista precisa avaliar e indicar a melhor solução. Ainda: se só esse dente está desgastado (o outro incisivo não) é porque ele deve estar mal posicionado, então seria interessante a avaliação de um ortodontista, também.

    1. Se for uma restauração realmente simples – nem todas são -, costuma ser rápido, algo entre 20 e 30 minutos. A necessidade de anestesia depende da sensibilidade do paciente e da profundidade da cavidade.

  141. Ola Drª Ana, estou com problema no me dente em que eu realizei canal, ele acabou rachado no lado de uma ponta a outra. Ele se separa quando mexo nele.
    Sera que e muito caro para realizar o tratamento? Ou terei que fazer um novo tratamento de canal?
    Obrigado pela atençao!!!

    1. Renan, se essa fratura for só na coroa do dente, em princípio é caso pra pino e coroa. Já se a fratura comprometeu a raiz do seu dente, infelizmente é caso para extração. Aí o custo depende do tipo de tratamento. Não é o caso de tratar o canal novamente.

  142. Dra. Ana, fiz um canal há um mês no primeiro molar e ainda estava com o curativo. Hoje, eis que, ao comer, o dente quebra na lateral, saindo uma grande parte do lado da frente da coroa do dente. O que eu preciso fazer para salvar esse dente? Sei que preciso ir no dentista pra fazer a prótese. Mas que tipo de prótese é necessária? Só bloco é o suficiente ou precisa de coroa também? Coroa parcial só na área que quebrou ou total? Porque me assusto com essa questão de pino e tal e também não quero extrair meu dente de jeito nenhum, até porque gastei caro com o canal.

    1. Daniela, depende da quantidade de tecido perdido. Pela sua descrição, talvez um bloco (que seria mais ou menos uma “coroa parcial”) resolva, a não ser que o dentista julgue que o mais seguro é uma coroa total. Em princípio, não vejo razão pra pensar em extração.

  143. Oi Dra !
    Bom, há mais de um ano fiz um tratamento de canal em um dente. Mesmo passado algum tempo, sempre sentia alguns desconfortos no mesmo dente. Resolvi voltar ao dentista para verificar o que era. Ele me pediu uma radiografia e constatou que o dente não tinha mais problemas, dizendo que minha dor poderia ser na gengiva. O tempo passou e hoje uma pontinha desse dente quebrou e percebo uma cor escura por baixo do dente. O que vc acha que pode ser? Vou ter que extrair o dente? Da para salvá-lo?
    Obrigada.

    1. Lívia, nada no seu relato me faz pensar na hipótese de extração. Acho que seu dente não corre esse risco, mas é preciso avaliar pra identificar a origem do desconforto (uma inflamação gengival ou infecção resistente no canal, por exemplo).

  144. Um dos meus dentes da frente criou uma parte mais branca fina e quebrou, isso já faz alguns anos, mas isso incomoda. É um pedacinho pequeno, mas que faz falta. Queria saber quanto vou gastar para arrumar ele? E o que devo fazer?

    1. Jéssica, é preciso procurar um dentista pra avaliar a situação. Será preciso restaurar seu dente, mas com relação a valores não tenho como sugerir nada apenas com base a sua descrição.

  145. Oi Dra, aconteceu um acidente comigo ha tres anos e quebrei tres dentes na parte superior, tive que extrai-los. Uso provisorio mas pretendo fazer implantes, qual a media de preço? Ha outra solucao? Porque o provisorio machuca muito.

    1. Daiana, a solução é prótese, mas não necessariamente implantes… você pode optar por uma ponte fixa ou removível, também. Não há “média de preço”, pois é um tratamento personalizado, é preciso avaliar junto ao dentista.

  146. Ola doutora, tenho uma duvida muito grande, eu uso aparelho fixo, só que meu dente incisivo central direito esta com um quebradinho bem pequeno bem na parte de baixo, entre o outro incisivo central, e isso me incomoda muito, apesar de ser um quebradinho pequeno eu sinto muita vergonha, gostaria de sabe se da pra arrumar mesmo usando aparelho, ou precisarei tirar para arrumar? Obrigado.

    1. Diogo, provavelmente não sera necessário remover o bráquete desse dente, talvez nem o arco. Mas se for, é algo rápido e eles podem ser recolocados logo em seguida.

    1. Matheus, procure um dentista o mais rápido possível! Se os seus dentes chegaram ao ponto de “esfarelarem”, é porque a situação é séria. Quanto mais você adiar a consulta, pior vai ficar a situação.

  147. Olá, meu dente da frente é mais acima do que os outros, e a ponta dele tem aquelas curvinhas, que deixa totalmente desproporcional ao restante dos dentes, quando vou tirar uma foto ou sorrir tenho vergonha, pois da pra ver bastante a diferença, usei aparelho por 7 anos e nao abaixou meu dente, minha doutora disse que não poderia fazer nada no meu caso, que eu poderia colocar resina que seria a unica saida, mas o outro medico que eu fui colocar a resina disse que nao poderia colocar pois é o dente da frente e com uma mordida cairia a resina, preciso da sua ajuda, pois nao sei mais o que fazer, ja pensei em procurar outros medicos, mas tenho medo deles falarem a mesma coisa, tenho medo tambem de qualquer medico dizer que conserta e acabar estragando mais ainda meu dente, tenho apenas 16 anos e nao gostaria de colocar um pivo, se algum medico acabar com meu dente, sera que teria alguma possibilidade de consertar o meu dente? Ou de abaixa-lo ate ficar do tamanho dos outros dente? Pq como ja disse ele é bem para cima, mas o aparelho nao resolveu e nao abaixou, sera que teria essa possibilidade? Quais são as possibilidades de arrumar o meu dente?

    1. Deborah, pelo que entendi seu dente tem um problema no formato dele, só que uma restauração direta poderia cair. Se realmente não há um problema de posicionamento dentário, uma possibilidade seria fazer faceta, que é uma restauração que cobre toda a parte da frente do dente, dando a impressão do formato dele ter mudado. Confesso que eu fiquei curiosa com relação ao seu caso… você não conseguiria me mandar uma foto por e-mail? –> medodedentista@gmail.com

  148. Olá! Eu estou com um sério problema, quando criança, por volta de uns 13 ou 14 anos, cai no chão e meu dente da frente trincou, ficou rachado, e como eu era bem moleque e não entendia das coisas, me meti a comer besteiras, e então mais dois dentes, dentes inferiores, ficaram… praticamente corrompidos, eles quebraram de uma forma que aparece até minha gengiva. Hoje tenho 19 anos e não tenho o prazer de dar um sorriso. O que eu posso fazer? Mandar arrumar tudo isso fica caro demais? Obrigado.

    1. Romero, procure um dentista pra avaliar. É preciso verificar a extensão dos danos pra determinar qual o melhor tratamento (restauração, coroa, etc.). Aí será possível saber, também, quanto isso custaria. Se precisar de prótese, vai ficar mais caro.

  149. Dra,
    Sofri um acidente há mais ou menos 15 dias e quebrei 5 dentes. 3 deles já foram restaurados com resina pq a fratura foi pequena. O n. 22 foi recolocado pelo dentista que me atendeu na urgência e está segurado por um pino (não foi tratado o canal). O dente n. 21 (incisivo central) quebrou na linha da gengiva. O dentista que me atendeu na emergência sugeriu que fosse realizado um implante desses dois dentes, pois, segundo ele, seria a melhor opção a longo prazo, já que tratar o canal poderia gerar inflitrações e complicações futuras. Fui até um dentista especialistas em implantes e ele pediu radiografias e tomografia dentária. Só que ele está de férias e retorna na próxima semana. Eu já peguei a tomografia e na conclusão diz que não há conclusões sofre fraturas radiculares, apenas coronárias. Estou com muito medo pq apesar de ter lido bastante já sobre o assunto e entendido que hoje em dia o implante não é mais algo tão assustador, não gostaria de fazer se fosse possível tratar de outra forma. Por outro lado, também tenho medo de tratar o canal e colocar pino + coroa e não me sentir segura para as minhas atividades diárias de mastigação e fala. Outro detalhe é que eu tenho um pouco de sorriso gengival e sempre quis realizar a gengivoplastia. Todavia, sempre adiei… Agora não sei mais se poderia fazer essa cirurgia depois de colocar as coras.

    1. Priscila, se as raízes não fraturaram e estão viáveis, em princípio é possível fazer tratamento de canal + pino + coroa. O implante estaria indicado em caso da perda do dente todo, coroa e raiz. Essa história de “tratar o canal poderia gerar infiltrações e complicações futuras” me parece um pouco de preguiça de tentar um tratamento menos invasivo (ou que meu colega tem bola de cristal 😉 ). Sugiro que você procure um dentista especialista em prótese pra avaliar. Quanto à gengivoplastia, o interessante seria fazê-la antes das coroa definitivas, na fase de provisórios.

  150. Ola doutora, meu nome é Janaína e ha 1 mês atrás meu dente quebrou quando comia rapadura, mas foi um pedaço bem pequeninho mesmo, e ontem a noite fui beber agua gelada e doeu muito, e hoje passei o dia inteiro com meu dente doendo muito ,não sei o q fazer, pois esta doendo muito, não consigo nem tomar agua que DOI, se eu passar o dedo no dente DOI mais ainda, parece que dentro esta latejando, o que faço ?

  151. Boa tarde!
    Doutora,
    Eu também tive metade de um dos dentes (inferiores) da frente quebrado ainda quando criança… na época o dentista reconstruiu meu dente com resina, durou dois anos e caiu. Agora já há um bom tempo sem a resina fui ao médico dentista e ele colocou resina novamente. O problema é que dessa vez eu estou sentindo um grande incômodo. Não consigo fechar a boca direito e meus dentes de trás não conseguem se encostar. Expliquei isso ao dentista na hora e ele disse que não há motivos para estar com problemas em fechar a boca e que eu estava sentindo isso por causa da falta de costume, já que faz uns 4 anos que minha primeira resina caiu. Gostaria de sua opinião, pois estou me sentindo incomodada, não consigo comer direito porque a resina se choca com meu dente de cima e estou pensando em mandar retirá-la.

    1. Evania, pelo seu relato me parece que há alguma interferência na restauração, sim, talvez não em repouso, mas na mastigação. Seu dentista precisa reavaliar isso.

  152. Olá doutora, de novo eu, e que esqueci de comentar, o meu dente da frente levei uma queda e quebrei ele, em seguida fui ao dentista e ele fez o conserto , acho que com resina, mas ficou mal feito, e não ficou com a forma do original, o que posso fazer? Tenho que arrancar, pois o dente que o medico fez ficou pequeno e posso dizer assim gordinho rsrs, e agora ta ficando amarelado, pq to precisando urgente ir ao dentista, mas queria só essa informação, se terei que arrancar, já que ta feio meu sorriso…

  153. Doutora, e que to precisando muito ir ao dentista, mas tenho muito medo, pois estou ficando afetada, meu dentes estão ficando estragados, porém tenho medo de sentir muita dor e tenho muita, mas muita vergonha, e tenho pavor de dentista, o que faço?

  154. Oi doutora, passei um palito entre os dois dentes de baixo, e saiu uma lasquinha pequenininha na lateral, que quando passo a língua sinto incômodo, e corta a língua, do lado de dentro dos dentes! Minha dentista falou q isso só vai arrumar c aparelho! Aparentemente n da p ver nada, mas a língua aponta problema. O que deve ser feito, passar uma lixa entre os dentes? Vou apertar a dentista, ela tem q fazer algo ta acabando com a minha vida! Não paro de passar a língua, incomoda muito mas n dói e o dente esta um pouco mole! ????

  155. Ola, sofri um acidente de moto, quebrei 3 dentes da frente, sobrou basicamente so a raiz do dente, tem como refazer? E se demora muitos dias para ficar normal.

    1. Glaiston, se essas raízes estiverem ok, é possível tratar os canais, colocar pino e coroa. As coroa definitivas levam umas 3 sessões pra ficarem prontas, fora as sessões do tratamento de canal. Mas, enquanto isso, sempre é possível usar uma prótese provisória pra você não ficar sem dentes.

  156. Boa noite Dra. Quebrei a pontinha do meu dente, de uma forma meio chata. Minha irmã pequena derrubou o celular na minha boca e eu estava rindo, então caiu em cima do meu dente. Quebrou a ponta, não foi muito e nem tão pouco, mas estou muito triste, pois sempre cuidei dos meus dentes e fica com uma estética horrível. Com quanto tempo é realizada a restauração do dente? Eu guardei o pedacinho que quebrou. Ele servirá para o conserto do meu dente? Obrigada.

    1. Claínne, o ideal é restaurar o mais rápido possível. Se você tem o pedacinho do dente, leve-o junto quando for ao dentista, se for possível – e vantajoso – recolá-lo, o dentista fará dessa forma. Se não, é possível restaurar seu dente apenas em resina. Enquanto isso, guarde o fragmento em um potinho com água.

    1. Tem sim, Rian. Procure um dentista pra avaliar o quanto de tecido foi removido dos seus dentes, deve ser suficiente restaurá-los com uma resina da cor do dente.

  157. Olá Dra. Ana! Alguns anos atrás tive o problema do dente molar, doía muito, por me incomodar tanto acabei tirando. Mas agora um outro dente molar está doendo muito e aquela parte de cima quebrou-se há alguns meses atrás. Agora a ter medo de mandar tirar porque vou ficando sem dente. Quero saber se tem algum tratamento que posso fazer? E no caso de tente que mandei tirar, tem algo que pode substituir o dente?

    1. Sim Moisés, há tratamento nos 2 casos. O dente que dói precisa ser avaliado pelo dentista pra determinar se é caso para tratamento de canal ou apenas de restauração (direta, bloco ou coroa, depende do tamanho do pedaço que quebrou). Já o o dente que foi extraídos pode ser substituído com prótese, apoiada nos dentes ao lado do espaço (ponte removível ou fixa), ou com implante + coroa sobre implante. Procure um dentista pra avaliar.

  158. Olá! Ha três anos atrás eu frequentava o dentista e um dia que fui e tinha uma mancha amarelada no dente, e ele me disse que era falta de cálcio. Depois o consultorio que eu frequentava fechou e não pude terminar de arrumar meus dentes. Depois que parei de frequentar o dentista fiquei muito ocupada, não tinha tempo para cuidar de meus dentes. Ano passado fui olhar meus dentes e vi que eles estavam com tartaro e no meio dos dois dentes de baixo tem uma manchinha meio esverdeada. Marquei meu dentista esse mês, pois não achei nenhum que registrasse. A dúvida é: o que eu tenho no dente ? Como será o procedimento ?

    1. Yasmim, não dá pra dizer ao certo só com base no seu relato. Pode ser cárie, pode ser apenas uma mancha, pode ser tártaro. Seu dentista vai confirmar o que é e tratar de acordo.

  159. Dra. Ana, boa tarde. Há 08 meses fiz um canal no meu dente (primeiro pré-molar), mas não coloquei o bloco. O tempo foi passando o curativo saiu e eu tomei bastante cuidado para não estragar internamente o dente por restos de alimentos, etc. Porém, hoje quando estava mastigando um alimento que nem era tão rígido o dente partiu. Partiu pela metade mesmo, na vertical. De um lado dá para ver um pedacinho do canal que foi feito. O meu dente é muito pequeno e quase imperceptível, mas quero cuidar antes que o quadro se agrave. Por isso, desejo saber se, nesse caso, pode ocorrer uma restauração com resina ou se é necessário retirar a outra metade do dente e colocar um com pino? Fiquei bem assustada e triste em pensar que posso realmente perder todo o dente. Sei que sem avaliar fica difícil dar uma resposta ao certo, mas gostaria da sua opinião. Obrigada pela atenção.

    Observando no espelho vejo que partiu na vertical só a parte anterior do dente, a parte posterior continua totalmente íntegra. Então, é um pedaço da parte anterior do dente. Mas, está próxima a gengiva a fratura. Mas, o dente não está mole, só partido.

    1. Naiane, me parece que o mais seguro é fazer um bloco. Pela sua descrição acho que ainda há bastante tecido dentário, não sendo preciso pino + coroa, mas imagino que uma restauração direta não ofereça a segurança necessária. Enfim, creio que esteja indicado o bloco (restauração indireta).

  160. Ana, meu filho tinha um dente de leite na frente. Ele tinha a mania de ranger este dente que ficou mole e um dia ele estava mastigando e o dente soltou. Levei ao dentista e ele disse que era necessário extrair a raiz, colocar aparelho por dois anos e só após esse período é que será possível fazer o implante. Este é o melhor tratamento? É mesmo necessário extrair a raiz?

    1. Núbia, qual a idade do seu filho? De qualquer forma, se ele tem um dente de leite na região que você descreve, deve ser criança ainda. Implantes só podem ser feitos depois da fase de crescimento, quando os ossos da face param de crescer, e isso se dá lá pelos 19 anos. Claro que bem antes disso o dente permanente deve nascer, então creio que o dentista não pretenda fazer implante, houve algum mal entendido aí… a não ser que seu filho não tenha o dente permanente. Enfim: pode ser necessário extrair a raiz do dente de leite mesmo, assim como usar aparelho. Mas implante, só daqui a uns anos.

  161. Olá, ha uns 5 meses atras eu cai de skate e acabei riscando os 2 dentes da frente, não se trincaram ou algo do tipo, mas tem um risco grande passando pelos 2 dentes, nao tem profundidade, eu passo a unha e etc parece apenas um risco nao profundo, eu gostaria de saber se eu for em um dentista tem algo que ele possa passar ou fazer para retirar esse risco ? Está me incomodando muito.

  162. Dra. Ana Tokus, meu dente pré-molar (25) está com uma cárie imeeeeeeeeeeeensa e por causa disso ele quebrou. Segundo as ilustrações que a Sra. pôs no site, vi que é uma grande fratura de coroa. Já fui ao dentista, e já sei que é canal, to até com data marcada, mas a minha dúvida maior é se ainda será canal ou se a solução será extração!? Como é um dente muito visível e eu ainda tenho o sorriso largo, dá até uma baixa estima :/
    Grande abraço Dra.

    1. Ildemar, se pelo menos a raiz do seu dente estiver viável, dá pra tratar o canal e fazer pino + coroa. Não creio que seja caso para extração, senão seu dentista teria indicado.

      1. Eu quebrei meu dente caindo no chao ha uns 2 anos + -, e é só um pequeno pedaço. Na epoca nao dei muita bola, mas hj esta me incomodando e gostaria de saber se tem conserto e se qualquer consultório resolve esse tipo de problema e tambem quanto custa.

  163. Olá, meu dente esta muito quebrado, só tem a parte da frente, pq ele é um dos dentes do fundo (mas ñ é do fundão, quando eu vou sorrir ele aparece), tem como ainda fazer o tratamento de CANAL?

  164. Olá dra. Ana, tenho 13 anos e quebrei meu dente esquerdo ontem ao bate-lo na parede por acidente, foi um pedaço pequeno e estou com a metade do dente que quebrou, e daqui a 2 semanas irei colocar aparelho nos dentes, quero saber se poderia reconstruir o dente e colocar o aparelho ou se primeiro coloco o aparelho e depois posso reconstruir o dente, estou muito assustada pois nunca quebrei dente, e essa foi a primeira vez 🙁

    1. Débora, é possível restaurar o dente antes de instalar o aparelho. Dependendo de onde foi a fratura, até com o aparelho já instalado dá pra restaurar, também. Depende da indicação do seu dentista.

  165. Fiz canal no dente ha 1 ano e meio, e não coloquei o bloco. Por falta de informação, depois de 1 ano, mordi algo duro e ele fraturou bem no meio. Aquele dente antes do siso. Retornei ao dentista, onde foi batido uma chapa onde ela suspeitou de estar rachado e queria optar pela extração. Eu não deixei extrair, então ela fez a restauração e pediu para eu aguardar um pouco antes de colocar o bloco, agora após 3 meses da restauração, realmente ela estava certa. Meu dente está rachado ao meio. Digo isso com certeza, pois ao mexer nele metade se move e a outra metade não, faz até um vão no meio, está rachado da raiz até a coroa. Mas como foi feito o canal, não doi. Queria saber se é possível, mesmo com orientação pela extração, salvar este dente de alguma maneira ? Talvez uma técnica nova, recem inventada. Colocar algo que segure as duas metades no lugar e botar o bloco por cima !
    Aguardo ansioso pela resposta, sentindo um pouco de dor de cabeça, acho que por causa do dente ! Obrigado !

    1. Infelizmente não, Andre. Se o dente está partido ao meio, da raiz à coroa, é caso para extração, mesmo. A solução agora é pensar num implante ou numa prótese fixa.

    1. Trocar a resina, Anderson. Não existe uma forma de clarear a restauração. Além disso, ela tem vida útil, então depois de algum tempo (variável, depende dos hábitos do paciente) precisa ser trocada, mesmo. Procure um dentista.

  166. Ola dra, meu dente eu quebrei ele quando tinha 11 anos, agr estou com 14, a fratura e media, ja restaurei umas 2 vezes, uma de 11 a 12 anos e a ultima está ate hj, so q meu dente ta um pouco mole e fiquei com medo de perde-lo, isso pode acontecer? E pq ele ficou mole ?

    1. Caio, dente mole pode ser sinal de problema periodontal (na gengiva e no osso em volta do dente) ou reabsorção da raiz dele. Sugiro que você procure um dentista / periodontista pra avaliar. Não que seu dente vá cair ou algo assim, mas seria bom ver o que está acontecendo pra evitar um problema mais sério. Seu dente pode estar mole agora ainda por causa da batida quando você o quebrou.

  167. Olá dra, meu dente que esta com um canal acabou de quebrar pela metade. Ou seja, só estou com a metade dele. Estou MUITO preocupada em relação a dor, pois tenho pavor. Já faz um tempo que esse canal existe, alias, mt tempo, da ultima vez que fui trata-lo sofri muito, nunca tive tanta dor. A dentista aplicou 5 vezes a anestesia e eu só vazia sofrer. Por isso, desde então não vou mais. Mas, tratarei o mais rapido possivel. Enfim, ele ira doer ou não? Espero um retorno, obrigada.

    1. Julia, é preciso verificar a extensão dos danos dessa fratura, se a raiz do dente estiver comprometida é possível que já seja caso para extração. Mas, se não for o caso – tomara -, é preciso, sim, tratar esse canal o mais rápido possível e restaurar o dente, provavelmente com pino + coroa. Se o dente não está doendo no momento, não vejo razão pra doer durante o tratamento de canal.

  168. Olá, tenho 11 anos e quebrei meu dente da frente na mesa da escola, e eu tenho o dente muito grande e perdi o dente quebrado, quebrei quase a metade, o que eu faço 🙁

    1. Breno, peça pra um responsável levá-lo ao dentista pra avaliar, não há nada que você possa fazer sozinho. O dentista vai verificar a extensão da fratura e restaurar o dente (ou outra solução, dependendo do tamanho do fragmento perdido). Não tem problema se você perdeu o pedaço quebrado, dá pra reconstruir de resina.

  169. Bom dia Dra. Ana Tokus, eu tive uma fratura no dente da frente, numero 21. Fraturei na linha pontilhada do desenho, na parte onde termina a gengiva, somente atras do dente, na frente a coroa e otima e firme. Isso aconteceu na Italia. O dentista sem poucas soluçoes quer arrancar o meu dente e colocar pino e coroa nova. Vejo que no Brasil existem outras soluçoes menos radicais e traumaticas. O que eu faço, estou em PANICO. Obrigada pela atenção.

    1. Maggie, mesmo que o dente só tenha quebrado na parte de trás, é preciso considerar o dano à estrutura dele como um todo. Não acho que seu dentista sugeriria coroa se seu dente estivesse “ótimo e firme”. Enfim… se der pra restaurar de forma direta, ok. Se não, considerando o local da fratura, a coroa pode estar indicada, sim.

  170. Olá Dra. Ana, quebrei o dente da frente a nível médio há dois dias, eu consigo ver a parte rosa do dente, não sinto dor, apenas uma sensibilidade quando bebo algo gelado e quando escovo, essa sensibilidade é normal pelo fato do canal estar exposto ? Ou é algum sinal de inflamação ou fratura na raiz ? Vou no dentista amanhã e queria saber se é possível fazer uma restauração com resina imediatamente mesmo sendo uma solução provisória.

    1. Isabele, não me parece, pelo seu relato, que o canal esteja exposto… o “rosa” do dente que você vê realmente é o canal, mas acho que ele apenas está bem próximo de ser exposto, digamos assim. Sim, nesse caso é esperada a sensibilidade. O dentista vai ter que avaliar se a quantidade de tecido perdido permite uma restauração direta ou se será preciso uma coroa. Mas possível, é.

  171. Boa noite, gostaria que me ajudassem a esclarecer uma dúvida:
    Recentemente fui a uma clinica odontológica para fazer uma limpeza. Após a avaliação do dentista, fui informado que havia possivelmente uma cárie em no primeiro molar inferior direito. Sendo assim foi pedido uma radiografia deste dente e também do segundo pre-molar superior direito, que segundo a dentista havia sido instalada uma peça protética que talvez necessitasse ser refeita.
    Após a dentista verificar a radiografia e me explicar e passar o orçamento dos serviços posteriores a limpeza, deu início ao tratamento. Entretanto, após um período de vários dias e duas consultas, após a dentista ao remover a peça protética do meu dente pre-molar superior direito, o dente sofreu uma fratura quando eu me alimentava. A pergunta é: a dentista poderia deixar meu dente por tanto tempo desprotegido? O que fazer para garantir que o dente seja restaurado de forma segura, tendo em vista que a intervenção neste dente se deu de forma preventiva, segundo a dentista?

  172. Bem explicado!
    Gostaria de tirar uma dúvida, eu sofri um acidente, e meu dente quebrou bem a pontinha (dente da frente), como ando sem dinheiro, não fui ao dentista, porém com o tempo, percebi que ele ficou mole, e a gengiva dele ficou muito vermelha, e parece que comprometeu os outros dentes, porque eles ficaram moles tmb, uns 3 dentes ficaram moles, só que tenho certeza que não é caso periodontal, porque a gengiva não esta vermelha e os dentes não estão longos, porque faz 4 meses que sofri esse acidente, e o dente esta meio sensivel, eu sei que fui irresponsável em não ir ao dentista, mas agora fiquei preocupado, e to com medo de perder meus dentes, vou arruma-lo de qualquer jeito, mas tem idéia do que tenha acontecido com ele?

    Agradeço desde já!! \o

    1. Daniel, eu não tenho tanta certeza quanto você de que não seja periodontal… pode ser, sim. Outra possibilidade é que seja problema de canal. Enfim: vá o mais rápido possível ao dentista, ok?!

    1. Rafael, depende. Por que eles precisam ser restaurados? Cárie? Fratura? Motivo estético? Em princípio, há como, sim. E mesmo que não seja possível, ainda dá pra fazer coroa (se pelo menos as raízes estiverem, boas). Procure um dentista pra avaliar, ele vai esclarecer quanto custaria, também.

  173. Dra., “pino” e “bloco” são a mesma coisa? Minha dentista disse que talvez eu tenha que fazer canal novamente em um dente e colocar um “pino”, pra que a restauração fique fixada nele (foi o que eu entendi). Ainda tenho parte da coroa, mas o dente está muito oco. Tô muito triste.

      1. Obrigada pela resposta Dra. Ana, porém ainda tenho uma pequena dúvida. Se esse pino for colocado no meu dente, obrigatoriamente ele deverá receber uma nova coroa? Ainda tenho a coroa do dente (original), mas está quebrada. É que a dentista me falou apenas em pino, não disse nada sobre coroa. Então entendi que o pino seria um suporte pra ela tentar refazer esse dente, já que ele está oco, isso é possível ou estou esperando que a dentista faça milagre? rsrsrs 😀

        1. Ahuahuahua, é possível sim, Gabriel. Dá pra fazer uma restauração retida a pino, não precisa ser coroa, não. Deve ser isso que sua dentista pretende fazer. 🙂

  174. Boa noite, Dra. Ana.
    Hoje ao olhar no espelho percebi duas fissuras nos meus dois dentes da frente, bem no meio de cada, são uma espécie de rachaduras bem pequenas, que só podem ser vistas dependendo da luz, fiquei bem assustada e pesquisei na internet sobre isso. Gostaria de saber se esses dentes podem quebrar? O que eu posso fazer pra evitar mais fissuras? Eu acho que tenho bruxismo, pretendo tratá-lo, mas poderia me informar se qualquer dentista pode tratar o bruxismo ou tem que ser algum especialista? Obrigada!

    1. Eduarda, é altamente improvável que seus dentes quebrem por causa dessas fissuras. A consequência mais séria costuma ser a sensibilidade dentinária, mas se você não tem sensibilidade, tudo bem. Sim, qualquer dentista pode tratar bruxismo, mas se você prefere um especialista, pode procurar em dentista especialista em DTM e Dor Orofacial.

  175. Olá Dra.
    Tenho 25 anos e 10 anos atrás quebrei na metade um incisivo central. Na época foi feito tratamento de canal e colado a parte quebrada. Neste período a parte quebrada descolou e foi novamente colocada por umas 5 vezes. Da ultima vez que ocorreu, cerca de 1 mês atras, além de colar, minha dentista colocou um pino de vidro no canal para reforçar o dente. Desde este dia sinto uma espécie de pressão no dente, é uma sensação bem estranha principalmente quando está frio, ou se bato levemente com meu dedo neste dente sinto uma sensibilidade, uma dorzinha bem diferente do que ocorre com os outros dentes. Semana passada voltei a dentista para colocar uma faceta de porcelana e expliquei o fato, tomei anti-inflamatório receitado mas continua igual. O que pode estar causando essa sensação? Obrigada.

    1. Mari, como o canal já foi tratado, provavelmente seja pericementite, uma pequena inflamação na pontinha da raiz que deixa o dente mais “alto”. Mas você já está medicada e isso deve se resolver em alguns dias.

    1. Pode sim, Rafaela. Não é preciso aguardar pra comer ou beber, a não ser que o dentista recomende isso (mas aí não seria recomendação pra resina, seria pra outros tipos de materiais).

  176. Olá Dra. Ana, primeiramente parabéns pelo blog!
    Conheci ha pouco tempo e tem me ajudado muito 🙂

    Há alguns anos atrás fiz um tratamento de canal em um dente superior (acho q é molar) e passado mais alguns anos este dente quebrou (porque eu comi algo mto duro), quebrou a restauração e um pedaço do dente, fui ao dentista e teve conserto. Só que semana passada quebrou novamente, e dessa vez creio que tenha sido apenas a restauração, mas ficou um buraco (é que não consigo ver direito). Gostaria de saber se é “normal” um dente quebrar tantas vezes assim? Pode ser por causa de cárie? Não sinto dor, mas não quero perder esse dente. Marquei dentista pra semana que vêm, mas estou com medo de ter que arrancá-lo.

    1. Mariele, dentes hígidos (sem restaurações ou cáries) podem se quebrar… imagine dentes restaurados? Ainda mais se a restauração for muito grande. Como já aconteceu mais de uma vez, seria bom considerar a possibilidade de fazer um bloco ou uma coroa. Assim seu dente ficaria mais resistente e você mais tranquila. Pela sua descrição, não vejo motivo pra extração.

  177. Dra. Ana, preciso muito de sua orientação. Estou muito chateado por ter quebrado um pequeno fragmento da parte inferior do meu dente incisivo lateral. Estava comendo pizza e dei uma mordida forte no garfo, quando fui olhar no espelho o angulo de ligação com o incisivo central estava danificado, na realidade não chegou a quebrar, saiu uma parte, como se ficasse um buraquinho nesse angulo. Gostaria de saber se existe outra opção que substitua a restauração com resina ou a colagem de outro pedaço, porque na maioria das vezes temos que ir novamente ao dentista para consertar de novo, mesmo que leve alguns anos. Pensei se seria possível fazer um pequeno corte nessa pequena parte danificada como eu disse no angulo entre o incisivo central e lateral e tentar usar algum aparelho para aproximá-los. Digo isso porque sou leigo no assunto e queria ver alguma possibilidade, isso foi acontecer logo no incisivo lateral que é um dente bem visível. Há outras possibilidades como a que eu sugeri nesse caso doutora?

    1. Tiago, infelizmente não: é preciso restaurar ou colar o fragmento. Me parece que foi um pedacinho bem pequeno, então nem daria pra colar o fragmento, seria caso pra restauração, mesmo. Os dentes não se aproximariam com aparelho porque a fratura foi na ponta do dente, e essa aproximação nem seria desejável, levando em conta que alteraria a estética do conjunto dos seus dentes, e o problema é na anatomia de um dente só. Enfim… é algo relativamente simples de se resolver. Procure um dentista pra avaliar.

  178. Olá Dra. Ana, parabéns pelo post!
    Meu dente quebrou e ficou só um pedacinho.
    Primeiro comecei a sentir algumas dores na hora da mastigação, uns dias depois vários pedaços do dente foram caindo. Até que ficou apenas um pedacinho. De vez em quando tenho dores na gengiva (na raiz desse dente quebrado). Tem solução ou é caso para extração?
    Será que se eu fizer tratamento de canal, dá para fazer uma restauração aproveitando esse pedacinho que ficou?
    Se eu extrair esse pedacinho, depois é possível colocar outro dente ou a gengiva fica condenada?
    Obrigada pela atenção.

    1. Aline, é preciso verificar se a raiz do dente ainda está viável, ou seja, se o canal pode ser tratado e ela é capaz de apoiar um pino. Caso seja, a solução seria pino + coroa. Caso não seja, seria necessária a extração. Se a raiz for extraída, as opções de prótese são: prótese removível, prótese fixa OU implante + prótese sobre implante. O implante é a solução mais cara, mas a melhor do ponto de vista estético e funcional.

  179. Olá bom dia,

    Há mais ou menos uns dez anos quebrei meu dente da frente (superior), e fiz o tratamento de canal, e até que ficou muito bom. Mas com o passar do tempo o dente (quebrado) foi escurecendo e o tamanho do mesmo ficou desproporcional aos outros dentes, e a base também parece estar meio gasta. E também tenho um dente de leite até hoje na parte inferior, tenho 20 anos, e acho que não tenho o outro dente. Diante disso, quero arrumar meu dente quebrado e colocar aparelho, quero ficar com um sorriso excelente, tipo desses famosos rsrsrs….

    O que a Senhorita me indicaria?

    Desde já: Muito Obrigado!

    Maicon Heitor

  180. Olá, hoje pela noite estava comendo e percebi uma parte do dente se quebrando (dente no qual foi feito canal), e que ja está com uma especie de protese, a parte que quebrou foi do dente mesmo, pra ser mais preciso na lateral do dente, não chegou a ficar nenhum buraco ou coisa do tipo por causa da protese, mas queria saber o que pode ter causado isso, e se é algo grave, e se tem algum tratamento que possa ser feito (e se trará muitos custos).
    Obrigado.

    1. Kelvin, tem tratamento sim, mas o tipo dependo do tamanho da fratura. Pode ser uma restauração direta, indireta (uma pecinha cimentada ao dente e, pela sua descrição, acho que é isso que você tem hoje, uma onlay) ou até uma coroa completa. Não diria que é grave, tem solução. A solução mais cara seria coroa + pino, mas como o canal já está tratado, favorece.

  181. Ola Dra. Meu dente da frente quebrou mais na parte de cima, proximo a gengiva, com se tivesse saido umas lascas, tem como consertar isso? Ou vou ter que substituir por outro dente? Estou super chateada.

  182. Boa tarde, doutora! Estou tratando canal com uma cirurgiã dentista, o dente é o primeiro molar de cima, ela já fez o canal e esta restaurando… a parte quebrada do meu dente era media… Um outro dentista disse que seria necessário colocar outra coroa e ela disse que tem como restaurar e eu estou com medo da restauração cair… agora?

    1. Adriano, a escolha entre restauração direta, indireta ou coroa depende da quantidade de tecido dentário perdido. Não sei o que você considera “média”, mas se um dos dentista sugeriu uma coroa, não deve ser pouca coisa. Eu acho que, se for uma restauração muito grande, o mais seguro é optar por restauração indireta (uma pecinha protética que é cimentada no dente, como se fosse “meia coroa”) ou coroa completa. Uma restauração direta, se mal indicada, pode trazer problemas no futuro (queda, fratura do dente, etc.).

      1. Boa tarde, Ana! Muito obrigado pela resposta… digamos que quebrou uma das quatro pontas que tem o dente primeiro molar, sendo que a ponta do lado de fora que é visivel pelo espelho se quebrou e as outras tres partes ficaram normais, fiz o canal e a dentista restaurou, ela disse que se tivesse quebrado mais ai seria necessario uma coroa… meu medo é que esta ponta restaurada se quebre.

  183. Bom dia Ana,
    Obrigada pela ajuda, vou seguir seu conselho e fazer uma tomografia.
    Estou com muito medo de ser trinca, caso seja uma trinca que não tenha solução a não ser a extração, o que pode ocorrer se eu decidir conviver com ele assim?

    Mais uma vez muito obrigada Ana,
    Luci

    1. Luci, mesmo que seu dente esteja trincado, não quer dizer que está condenado à extração… a trinca é uma situação “pré-fratura”, digamos assim. Então o que pode acontecer é um dia seu dente fraturar mesmo, e aí será preciso extraí-lo (considerando que seja uma fratura que envolva raízes e que realmente inviabilize o dente).

  184. Bom dia, Ana Tokus, tudo bem?

    Por favor me ajude, pois não sei mais a quem recorrer.

    Complicações:
    – Possuia uma conteção fixa há mais de 8 anos nos dentes incisivos central devido ao uso de aparelho, essa contenção tinha contato prematuro (não tinha esse conhecimento até começar as complicações)
    – Devido à estética resolvi trocar uma restauração no dente incisivo lateral esquerdo.

    Tudo começou dois meses após ter trocado a restauração do dente incisivo lateral. Acordei com o rosto todo inchado, fui em outro dentista e ele informou que provavelmente o outro dentista que trocou a restauração perfurou o canal.
    Fiz o tratamento de canal desse dente e no dia seguinte, não me lembro o motivo, mas senti uma dor intensa aguda no dente incisivo central esquerdo, a partir de então esses dois dentes nunca pararam de doer (não é dor espontânea, mas sim ao toque, não posso nem passar a língua nesses dois dentes que eles doem, é uma dor igual à dor de uma área inflamada, só doi ao toque).
    Conclusão:
    – Dente incisivo lateral esquerdo – já retratei o canal 3 vezes.
    – Dente incisivo central esquerdo – fiz canal desse dente apesar de ser um dente sadio, ou seja, ele não tinha nenhuma restauração.
    Esses dois dentes continuam com a mesma sensibilidade, não posso nem passar a língua e as vezes quando machuco um deles sinto que afeta toda minha face esquerda como garganta, ouvido, fundo do olho.
    Os profissionais que avaliaram meu caso disseram que o dente incisivo central esquerdo poderia estar trincado devido ao trauma devido à contenção ao longo dos anos, mas nas radiografias que tirei não é detectado nenhuma fratura.
    Como vocês possuem bastante conhecimento nessa área, peço por gentileza me informar qual melhor exame para detectar se um dente possui fratura e qual a especialista devo procurar.

    Agradeço muito a ajuda.

    Luci

    1. Luci, realmente, pode ser uma trinca no dente. Ou, considerando o contato prematuro e a não-resolução com o tratamento de canal, um problema periodontal (na gengiva e no osso em volta dos dentes). O ideal é fazer um tomografia desses 2 dentes. Qualquer dentista pode encaminhar você pra fazer esse exame, mas se você prefere um especialista pode ser um endodontista ou periodontista.

  185. Bom dia Ana, gostaria de tirar uma dúvida. Como eu tenho bruxismo, os meus dois dentes maiores da frente, olhando na parte de trás, estão como se estivessem querendo quebrar, mas na frente não tem nada. O local onde está querendo quebrar é bem em cima, perto da gengiva… quando passo a unha sinto… fico com receio do dente quebrar e não mordo nada com os dentes da frente, já que ele tem fissuras devido ao bruxismo. Quando vou fazer avaliação odontológica, o dentista sempre “testa” esses dois dentes com uma “batidinha” com o cabo do espelho, para ver se acontece alguma coisa ou se sinto algo. Na realidade eu fico morrendo de medo do dente quebrar quando o dentista faz isso. Meus dentes da frente são grandes… futuramente será que eles vão precisar de uma coroa?
    Fico com medo, pois logo os da frente…
    * SÃO OS DOIS MAIORES SUPERIORES
    Obrigada pela atenção.

  186. Socorro, ainda não consegui tratamento para o dente que quebrou, nenhum dentista particular quer me atender, pois disse que o canal foi mal feito, e ainda tenho problemas no canal do ouvido, porque a dentista atingiu-o com a agulha da anestesia, procurei serviço público de odontologia, também não querem tratar, tenho osteogênese imperfeita, mas nunca foi problema para ir ao dentista, não aguento mais tomar sopa ou papinhas, pois os dentes que essa dentista fez estão infeccionando e quebrando.

    1. Raquel, é estranho que nenhum dentista queira tratar você por causa do canal… acho mais provável que seja pela osteogênese imperfeita, pelo receio de alguma sequela óssea mais séria. Sugiro que você procure uma Universidade / faculdade de Odontologia na sua cidade, casos assim “diferentes” interessam aos professores e alunos por uma questão de aprendizado e até para a publicação de artigos científicos. Certamente você encontraria atendimento.

  187. Olá! Bom dia! Bom, eu tenho problema de bruxismo (eu não fico rangendo, mas aperto os dentes), e tenho uma placa de acrílico que uso quando vou dormir. Só que faz 2 semanas que não uso, porque estou em semana de provas na faculdade e sempre acabo esquecendo. Infelizmente nessa semana ao passar a língua em um dente senti como se ele estivesse “fissurado”, então marquei uma avaliação odontológica e a dentista que me avaliou disse que se mexer no dente ele vai precisar de uma coroa, e falou que quando iniciar o tratamento perguntar para a dentista o que ela pode fazer por ele. Na realidade ele não dói, eu mastigo normalmente e ele não dói, quando coloco o espelho para ver se está visível essa “fissura”, nem parece que tem nada, só quando passo a língua é que sinto.. Meu medo é, será que ele pode quebrar-se todo quando eu estiver mastigando? O que o dentista pode fazer nesse caso para mantê-lo íntegro? Ele não é na frente, é atrás, fiquei muito triste, pois eu já quebrei 2 dentes com esse bruxismo.
    Obrigada pela atenção!

    1. Leidjane, sim, ele pode quebrar, ainda mais se você tem bruxismo… a força sobre ele é muito maior que normal. Parece que o que pode ser feito, segundo a sua dentista, é uma coroa. Se você não pretende fazer isso agora, volte a usar a placa. É uma forma de protegê-lo.

      1. Ana, fui ao dentista hoje, ela olhou o dente todo para ver se estava trincado, mas ele não aparenta ter nada… ela falou para a sensibilidade comprar sensodyne. Existe vários tipos de sensodyne, nem sei qual o melhor. Bom, o que me resta é usar a placa e não comer nada duro… esse creme dental ajuda muito mesmo. Passei no dente e ocasiona alívio imediato. Obrigada pela atenção.

  188. Oi Ana.
    Bom, percebi hoje que meu dente (segundo pre-molar sup) quebrou, em forma de um círculo na parte distal dele (sei alguns termos pq estou começando faculdade de Odonto rs), não consigo saber se é profundo ou não pois esta bem “do lado” mesmo… mas olhando por cima parece ser pequeno. Estou preocupada, ele não doi nem nada, só percebo que está muito áspero quando passo a língua em cima. O que devo fazer? Fico mais preocupada ainda por ser final de semana e ser difícil de achar um dentista.

    1. Karine, se não dói não deve ser profundo. Procure apenas não morder em cima desse dente até um dentista avaliar pois, dependendo do caso, ele pode estar frágil e mais propenso a fraturar. Se a fratura não tiver sido abaixo da linha da gengiva, deve ser tranquilo de resolver: restaurar e pronto.

  189. Fiz um canal em dezembro no dente de trás, a anestesia atingiu meu ouvido fazendo paralisar o rosto e o pescoço, perdi parcialmente a audição, não quero mais voltar nessa dentista, a restauração trincou toda e ontem quebrou a parte de dentro do dente, fui a vários dentistas, nenhum quis mexer, dizendo que o canal estava mal feito e eles não reformavam canais, a fratura foi rente a raiz, como tenho osteogênese imperfeita disseram que é perigoso extração, pois pode quebrar o maxilar, o que faço? Posso fazer uma coroa tipo pivô? Precisa mesmo refazer o canal? O dentista tirou o caquinho de dentro e pôs uma massinha ardida até achar alguém que queira arrumar, é meu dente de mastigação, estou comendo papinha, do outro lado estou com uma fixa hiper dolorida e um dente com canal infeccionado feitos pala mesma dentista. Me ajude, não tenho condições de tratamentos caros, a quem devo recorrer? Desde já agradeço.

  190. Ola Doutora, sofri um acidente de moto tem 5 anos e coloquei uma resina, mas meu dente não ficou na cor dos outros, ficou um pouco escuro, tem como eu clarear esses dentes?

    1. Diogo, é o dente que está escuro ou a restauração? Nos 2 casos, tem solução. Se for o dente, dá pra fazer um clareamento, se for a restauração, é possível substituí-la. Procure um dentista pra avaliar.

  191. Oi, to muito nervosa, minha filha de 11 anos caiu na rua a vir da escola e quebrou ao meio o dente da frente, e ela perdeu a metade que quebrou, e agora como vai arrumar?

    1. Leva-a ao dentista, Marcela! Não será necessário o pedaço quebrado, é possível reconstruir o dente com resina, e vai ficar esteticamente como era antes.

  192. Olá! Há 20 anos quebrei o dente da frente, fiz o canal e a restauração com resina. Os dois dentistas que me atenderam na época (o que fez o canal e o ortodontista que fez a resina) fizeram um trabalho tão bom que o dente ficou idêntico ao outro, não escureceu e até as pontinhas mais transparentes que meus dentes têm, a metade “falsa” do dente quebrado também tem.
    Bom o caso é que com o tempo foi “gastando”, e agora ele é um pouco mais curtinho que o dente do lado. Como aparece quase nada, fui deixando, mas agora estou pensando em fazer clareamento, e é óbvio que a resina terá que ser trocada. Para piorar, dei uma esbarrada e “descasquei” um pouco a resina, o que torna tudo mais urgente.
    Minhas dúvidas: aquele ortodontista não está mais disponível, que profissional específico é melhor eu procurar agora para refazer a resina? Será que mexer nessa resina pode desencadear alguma fraqueza no dente, mudança de cor e etc., mesmo que o canal tenha sido tão bem sucedido há 20 anos?

    Obrigada!

    1. Lucia, procure um dentista especialista em estética (dentística). Se o seu dente nunca escureceu, não vai escurecer agora, nem ficar mais fraco. O que pode acontecer é o clareamento não ser tão efetivo nesse dente (o dente clarear menos que os demais). Nesse caso, talvez seja necessário pensar numa faceta (cobrindo toda a parte da frente do dente).

  193. Meu dente da frente foi quebrado no meio (+ 10a nos atrás) e colado novamente. Não é molde, foi o pedaço que quebrou mesmo, pois guardei.
    Acontece que hoje o pedaço quebrado está meio claro, um aspecto de transparente.
    Posso fazer este clareamento dental que irá deixar tudo uniforme, ou terei que trocar a parte quebrada para resolver o problema?

    1. Renan, o clareamento é uma tentativa válida, mas é difícil acertar exatamente a cor, talvez não chegue ao resultado que você deseja. Se o clareamento não for satisfatório, estaria indicada uma restauração estética ou até uma faceta.

  194. Olá Doutora Ana,

    Bem, meu problema é o seguinte, essa semana estava escovando os dentes e a minha gengiva começou a sangrar, com a ajuda de um espelho fui ver o problema, tem uma carie nesse dente, e é bem em cima da gengiva, ela não faz o dente doer, mas as vezes sangra, gostaria de saber qual será o procedimento que o dentista fará e se vai doer? :'(
    Desde já agradeço.

    1. Nathalia, se há uma cárie, o procedimento é removê-la, limpar o local e restaurar o dente (preencher a cavidade com uma resina da cor do dente). Como é perto da gengiva, há a possibilidade de antes ter que cortar um pouquinho de gengiva pra expor a cárie toda (não se assuste, isso é só uma possibilidade). É tudo feito com anestesia local, portanto, não dói (dependendo da profundidade da cárie – se ela for “rasa” – e se não for preciso mexer na gengiva, nem será necessário anestesia).

      1. Nossa doutora, você nem imagina o alivio que essa sua resposta me trouxe, até pesadelo já tive por causa disso, graças a Deus na semana que vem vou ao dentista sem medo…
        Outra pergunta, vai doer nos dias que seguirem o procedimento?

        Muito obrigada mesmo pela atenção!

        1. Não. Só no caso de ter que mexer na gengiva é que, por haver um período pós-operatório, pode ser um pouco mais “chato”. Mas nada que um analgésico não resolva.

  195. Ola! Quebrei a pontinha do dente da frente! Como foi muito pequena, toda vez que faço restauração depois de um tempo ela quebra. Só esse ano foram 3 vezes! Qual seria a solução definitiva para isso?

    1. Isso é muito comum, Leandro. Restaurações incisais (aquelas que ficam bem onde a pessoa morde) e ainda pequenas são bem difíceis de se manter, porque falta retenção pra isso. Pra dar mais retenção à restauração, seria preciso desgastar mais o dente, fazer um “preparo” que proporcione retenção mecânica além da adesiva.

  196. Olá Dra., há um tempo quebrei uma lasca do meu molar esquerdo (já possui tratamento de canal), como ocorreu eu não sei porque eu não senti dor nem a falta dessa “lasca” na hora, somente outro dia quando eu fui observar no espelho e passar a língua, foi bem na ponta lateral do dente, não na superfície ou no meio dele, e a profundidade acho que nem foi muito grande, dá pra encaixar a unha de um dedo pra ter uma noção. E também consigo mastigar normal.

    Ainda sim devo ir logo no dentista para uma restauração?

    Obr.

    1. Deve ir sim, Ricardo. Pelo seu relato parece que não é nada muito sério, MAS não custa nada “tirar a cisma”, né?! Às vezes o dente trincou ou aconteceu alguma coisa mais comprometedora (claro, estou sendo pessimista, mas seria bom o dentista ver pra afastar essas possibilidades ou, em caso de alguma delas ter acontecido, intervir pra que o problema não se agrave).

  197. Olá Ana, faz 2 dias que bati meu dente da frente e quebrou um pedacinho muito pequeno, nem da pra notar, mas ainda to sentindo um pouco de dor e sensibilidade, mas ele não está mole.
    Gostaria de sair se corro algum risco de ter que fazer canal?
    Obrigada.

    1. Corre, Vanessa. Por isso é importante que, quando isso acontece, a pessoa procure o dentista o mais rápido possível, pra talvez até evitar a necessidade de um tratamento de canal.

      1. Mas não seria a dor por causa da batida? Não sei se espero porque na segunda-feira ja tenho marcado dentista, pois vou fazer tratamento de canal, ou eu deveria ir amanha mesmo?
        Obrigada pela atenção.

        1. Sem dúvida que a dor é por causa da batida. Mas a necessidade de tratamento de canal não se baseia somente na dor, depende se o nervo do dente foi afetado de alguma forma, e só um dentista pode avaliar isso. O ideal é ir o mais rápido possível ao dentista.

    1. Por conta própria, infelizmente nada, Vanusa. É preciso procurar um dentista pra avaliar… até porque não há como saber se vocês têm recursos para o tratamento sem saber qual será o tratamento. Ainda, existem soluções mais caras e soluções mais baratas para o mesmo problema… eu acho que vale a pena uma avaliação.

  198. Olá, Dra.
    Sofri uma queda e quebrei um pedaço do dente da frente, não achei o dente. Fui a minha dentista e a mesma corrigiu com resina… no dia ele não tirou radiografia, só que vejo uma pequena mancha no dente, voltei lá após uma semana aí radiografamos o dente, segundo minha dentista não deu hemorragia e nem vou precisar fazer o canal, o trabalho com a resina e a cor da resina ficou bom mesmo, a cor ficou perfeita, o que me incomoda é essa pequena mancha que dependendo o jeito que olho não vejo a mancha, e de longe as vezes vejo mas é muito pequena a mancha… não contente fui em mais 2 dentistas, por sinal muitos respeitados e falam muito bem deles aqui na minha cidade, e os mesmos analisaram o dente e me mostraram por trás do dente que o mesmo deu canal… um dos dentistas radiografou e a minha dentista fala que não deu, que é para irmos avaliando este dente, até porque esta mancha não aumentou, eu não sinto nada, nenhuma dor. Uns dos dentistas que consultei e que radiografou me falou que quanto mais eu demorar para fazer o canal mais o dente vai escurecer… mas já faz 1 mês do trauma e que coloquei a resina e até o momento não percebi nada. O que faço??

    1. Alessandra, pra determinar se há necessidade de tratamento de canal neste instante, é uma questão de diagnóstico, de avaliar as radiografias e os seus sintomas. Se o dente não dói, bom sinal. Por outro lado, mesmo dentes que não doem podem ter indicação de tratamento de canal, pois pode ter havido necrose do nervo e, a partir daí, o dente perde totalmente a sensibilidade. Como saber se esse é o seu caso? Basicamente, fazendo um teste térmico. Algum dos dentistas, por acaso, encostou um algodão “geladinho” no seu dente pra testar a sua vitalidade? A regra é a seguinte: ao encostar o algodão gelado, dentes normais vão doer rapidamente e parar de doer logo em seguida. É o que acontece quando tomamos um líquido gelado, por exemplo, dá aquele “ruim” que para logo em seguida. Outra possibilidade: o dente dói e demora pra parar de doer, às vezes minutos. Isso não é bom e é sinal de alteração do nervo do dente. A última situação é do dente não doer NADA. Aí eu garanto pra você: é preciso tratar o canal, o nervo “morreu”. Enfim… só com a análise da radiografia, é bem complicado dar um veredito… a não ser que um dos meus colegas tenha enxergado uma fratura que atingiu / expôs a polpa (o nervo) do dente, por exemplo. Mas pelo que você me relatou, não parece ser o caso.

  199. Obrigada pela explicação, só mais uma dúvida, o dentista disse que eu tenho que arrancar o dente o mais rápido possível, por causa de bactérias e etc., porém, tenho um cruzeiro para fazer no domingo e se arrancar o dente terei várias restrições. É arriscado eu viajar assim? Pretendo tirar quando eu voltar.

    1. Se você não extrair agora, há chance de doer na viagem. Se você extrair, os sintomas do pós-operatório podem incomodar, também. Mas eu acho que, considerando a situação, o mais seguro pra não estragar a sua viagem é deixar a extração pra depois.

    1. Luh, procure seu dentista (ou outro dentista, em caráter de urgência) antes. É preciso verificar se houve algum dano mais sério, até pra evitar que o dente quebre mais.

  200. Olá, comecei a sentir dores no penúltimo dente do lado esquerdo, apenas quando eu comia alimentos duros, fui ao dentista e como eu tinha uma restauração antiga ele abriu o dente e disse que não tinha cárie e refez a restauração, depois que passou a anestesia comecei a ter uma sensibilidade maior ainda, e o dentista resolveu fazer um raio x e foi constatado que minha raiz estava fraturada, é possível um dente íntegro como ele mesmo disse ter uma fratura sem “motivo”? Pois eu não bati a cabeça ou sofri qualquer tipo de acidente.
    Agora terei que extrair um dente “perfeito”.
    Obs.: Fiz um coroa para o dente de baixo na mesma direção, mas como a coroa ficou alta e não dava mais para desgastar, ele começou a desgastar o dente de cima, esse que está doendo, depois disso começou a sentir as dores, tem alguma relação?
    Desde já agradeço pela atenção.

    1. Danielle, infelizmente é possível, sim. O próprio esforço mastigatório pode levar um dente a trincar. A coroa “alta” colocada no dente antagonista pode até ter colaborado pra isso (não estou afirmando, só “teorizando”). Quando há um contato prematuro (um dente tocando no arco oposto antes dos demais) é colocada uma força muito grande sobre um dente só… e isso, em si, pode levar a uma fratura se não corrigido. O desgaste do dente, também, pode levar à sensibilidade dentinária, pela remoção de tecido.

  201. Bom dia, meu dente da frente quebrou, fui no dentista e ela reconstituiu. Minhas perguntas são: É normal ficar com aquela dorzinha no dente? Corro o risco de quebra-lo novamente? Tem alguma espécie de reconstituição de dente que eu possa fazer pra que eu possa comer sem medo de quebra-lo novamente? Meus dentes superiores não encaixam com os inferiores, preciso usar aparelho, mas antes estou tratando de todos, o dente que eu tinha mais segurança em morder era exatamente o que foi reconstituído. Perco até vontade de comer, com medo do dente quebrar. O que posso fazer?

    1. Eliane, logo após a confecção de uma restauração o dente pode ficar dolorido, sim, por uns dias. Mas geralmente é uma sensibilidade passageira e que vai diminuindo aos poucos. Sim, sempre há a chance de quebrar o dente novamente, afinal de contas se o dente, que é muito mais “forte” que uma restauração se quebrou, imagine uma resina. Mas não é pra você ficar preocupada não, essa é uma possibilidade, não uma certeza. Apenas tenha isso em mente e, se for morder algo mais duro, vá com calma. Restaurações diretas (aquelas que o dentista faz na hora, no consultório) são menos resistentes que as indiretas (aquelas que são feitas em laboratório de prótese e cimentadas no dente do paciente). Então, uma possibilidade, é fazer uma restauração indireta para maior segurança. Mas se seu dentista achou que dava pra fazer de forma direta, eu não me preocuparia muito.

  202. Boa tarde, doutora.
    Vou lhe relatar o que aconteceu comigo: estava mastigado e acabou quebrando o meu segundo molar, me preocupei e fui ao dentista, chegando lá ela disse que era caso para canal, sei que não sou especialista na area, mas pelo o que eu li uma restauração pode resolver, pois so quebrou a lateral do dente, e pelo meu ver não foi tão grande assim, pois nem sangrou, boa parte dele também esta intacta. Lembrando que esta cariado.

    Desde já agradeço, Dra.

    1. Juliana, não tenho como afirmar se há ou não necessidade de tratar o canal. Mas se o dente está cariado e quebrou, provavelmente a o motivo do tratamento de canal não é nem a fratura, mas a cárie (e o motivo da fratura deve ser o mesmo). Não ter sangrado não significa muita coisa, pois dentes necrosados / desvitalizados podem não sangrar ao terem a câmara pulpar (onde se aloja o nervo do dente) exposta.

  203. Olá Dra! Por gentileza me esclareça duas dúvidas:
    1a- não completou um ano ainda e surgiu uma linha escura (mancha) bem rente ao meu pivo (arcada superior lado esquerdo, vizinho do dente maior) o que posso fazer para resolver? Será que esta mancha aumentará?
    2a- na arcada inferior tenho um espaço que gostaria de preencher com resina (diastema), a falha é bem no centro e fica muito visível e feia. A dentista me fez uma ppr para resolver esta falha e alguns dentes perdidos do fundão, mas não me adaptei com esta ppr. Achei mto incomoda, principalmente para me alimentar. Material feito com silicone seria mais moderno e seria mais funcional? Por favor me responda, estou ansiosa aguardando sua valiosa opinião. Grande abraço,
    parabéns pelo blog.

    1. Mary, vamos lá!

      1. A mancha é no pivô rente à gengiva ou a gengiva está escurecida? Pergunto porque as 2 coisas são comuns. Pode ser que sua gengiva tenha retraído e esteja aparecendo uma parte metálica interna do pivô ou pode ser que o pino, sendo metálico, esteja deixando uma sombra escurecida na gengiva. Em tese, pra resolver os 2 casos, seria preciso fazer um novo pivô.

      2. Me parece que o seu diastema é BEM grande, tanto que sua dentista resolveu com uma prótese (a falha deve ter o tamanho de um dente, ou quase). Nesse caso, principalmente em dentes inferiores, não dá pra restaurar diretamente com resina porque ficaria muito estranho, a anatomia dos dentes ficaria muito alterada, eles ficariam muito largos. A prótese “de silicone” na verdade não é de silicone, é apenas uma PPR feita com uma resina na qual é adicionado um componente que a deixa um pouco mais flexível, o que a deixa mais confortável principalmente pra colocar e pra tirar. É uma opção mais moderna sim, mas não necessariamente mais funcional. Enfim… se a causa do seu diastema não for uma doença periodontal ativa (esse tipo de diastema é bem comum nesses casos), há a opção de fechar o diastema com aparelho, também. Aí nem haveria necessidade de prótese.

      1. Dra Ana: a mancha fica bem na parte superior do dente postiço, formando uma linha bem fininha escura. Não fica na gengiva não, pois mantenho uma higiene impecável, principalmente agora tendo estes problemas. Em relação à falha central inferior, deve ter ocorrido devido a falta de alguns dentes no fundo (mobilidade), creio eu. Fico muito agradecida pela resposta(s). Abraços Dra. Ana.

        Complementando minha dúvida: será que se eu pedir para a dentista preencher esta falha, mesmo aumentando um pouco os dois dentes para fechar, será uma saída? Pois ficou cara esta ppr e não poderei usar… não pretendo fazer outra ppr, seria uma alternativa de emergência para este caso. O que a senhora acha?

        1. Mary, a linha escura não tem a ver com a qualidade da higiene, é mais por causa da opacidade do pino e da transparência da gengiva na região (ou, como citei, faz parte da da própria prótese).

          Então… se o espaço for maior que uns 4mm, fechar com resina pode ficar BEM esquisito. Mas é questão de você conversar com a sua dentista, se ela achar viável…

  204. Oi Doutora, gostei muito do conteúdo do seu blog, parabéns. Tenho pequenos pedacinhos de dente quebrado nos dentes superiores da frente (dos 4 primeiros, só um está 100%), não dá quase nem para notar, quebrei há muito tempo atrás. Um foi tentando descascar um fio de fone de ouvido com o dente (risos), outro na piscina e o outro bati em um muro. Já fiz avaliação dos dentes devido a um concurso militar e o doutor disse que meus dentes estavam ótimos. Entretanto quando eu passo a lingua pelos dentes eu consigo sentir esses pequenos defeitos, e isso me incomoda muito. Gostaria de saber se mesmo passando muito tempo é possível restaurá-los e se eu não restaurar o que pode acontecer? Agradeço desde já sua pela sua atenção e mais uma vez parabéns pelo blog. Abraço.

    1. Emilio, é possível restaurar, sim, principalmente se um dentista já avaliou e não encontrou maiores problemas. Não conheço exatamente a situação, mas possivelmente nem seja necessário restaurar se essas pequenas perdas de tecido dentário não forem comprometedoras. Claro que a perda de esmalte expõe a dentina, que é a camada que está logo abaixo, e isso pode facilitar o aparecimento de cáries. Então, se você não for restaurar, é bom fazer um acompanhamento periódico no dentista.

  205. Boa noite, coloquei um pino no dente da frente e sempre incomodando, fiz particular, pois meu plano não cobre, mas devido as dores pedi um raio x do dente e foi constatado que o pino estava torto, o dente está hoje com a gengiva no caminho, onde fica o pino se percebe uma marca vermelha e tudo indica que vem por ai o abscesso, fui ao medico ha dias atras e ele mandou eu tomar amoxilina durante 8 dias e voltar lá para retirar o pino e recolocar na posição certa, so que a inflamação com sinal de abscesso veio apos a consulta com ele, o que fazer, vou logo lá, ou tomo os remedios e depois vou no dia marcado? obg aguardo…

  206. Oi doutora!!

    Caí de moto e bati o meu queixo no chão… acabou que quebrei o tampão do meu dente do fundo, e o outro dente está com a metade bem mole, e o outro dói quando eu aperto… estou com muito medo de perde-los… gostaria de saber o que devo fazer para que isso não aconteça???

    1. Ana, procurar um dentista JÁ pra avaliar a extensão dos danos. O dente quebrado pode ser restaurado, e o dente mole e o dolorido precisam ser avaliados pra ver se há necessidade de alguma intervenção pra evitar problemas maiores. É possível que seja necessário tratar o canal de 1 ou mais deles.

      1. Marquei o meu dentista pra amanhã pois no acidente cortei o meu queixo e levei cinco pontos, o que impede que eu abra a boca o suficiente para a dentista me avaliar… o fato de eu não ter ido no dentista no mesmo dia do acidente pode piorar o meu quadro já que tem 3 dias do acontecimento??? E também estou sentindo uma dor, como se fosse um nervo da boca até o ouvido… será que é porque deve está inflamado??? Tem algum risco de eu perder algum dos meus dentes???
        Obrigado pelas dicas!!! Foram necessárias…

        1. Sim Ana, em caso de trauma, quanto antes se procura o dentista maior é a chance de evitar problemas maiores. Mas não dá pra afirmar que houve algum prejuízo maior no seu caso, é preciso avaliar. A dor pode ter vários motivos mas, considerando a pancada, é mais do que esperada. O risco de perder dentes existe, principalmente o dente mole (às vezes o dente está mole por uma fratura de raiz, por exemplo). Mas estamos no campo das suposições, não dá pra afirmar nada sem uma avaliação mais específica.

  207. Ola, tudo joia? Fui a um parque aquático e quebrei os dois dentes anteriores (da frente) e os mais lindos kkkkkk. Sou muito jovem para usar um pivô! E se a minha mãe me pegar com os dentes quebrados eu to morto… já imaginou? No meu caso foi “grande fratura da coroa”. Tem como restaurar sem a precisão de pino+coroa? E se for por esses negócios eles vão ficar feios e com cores diferentes dos demais? Eu to apavorado… porque eles quebram facilmente??? Tenho tantas perguntas, sou um tanto questionador. Usei aparelho! Isso pode ter afetado a saúde bucal? O material utilizado para a restauração da parede dentaria é de qualidade ? E já ta bom, desculpa por tanto questionamento.

    1. Arlan, acho que todo mundo é jovem demais pra usar pivô… 😉 é o tipo de coisa que a gente não quer nunca ter que usar, mas se é necessário, é necessário. Se se trata de uma fratura grande de coroa, infelizmente, não dá pra restaurar de forma direta… é preciso no mínimo algum tipo de pino de pino intra-radicular pra dar mais resistência, uma restauração direta não suportaria a carga mastigatória e logo ia quebrar. O fato de você ter usado aparelho não interfere em nada, a quebra dos dentes se deu pelo trauma da batida. E sim, o material usado em restaurações e próteses é de qualidade, mas, como em tudo, as características variam dependendo do material. Então, agora é hora de enfrentar o problema (e a sua mãe): procure um dentista pra avaliar a extensão do dano e tratar de acordo. Coragem! Solução, tem. 🙂

  208. Oi, olha, gostaria de fazer um desabafo.
    Há uns 8 anos atrás quebrei um dente da frente, foi praticamente metade dele, porém foi colado o fragmento e um pedacinho que não foi encontrado foi colado com resina. Há 2 anos coloquei aparelho e às vezes eu sinto como se ele fosse cair… Já falei pro meu dentista, ele falou que quando tirar o aparelho ele pode ver o que fazer. Mas tenho medo do dente cair… Pode acontecer de cair mesmo eu usando aparelho? E se cair, qual procedimento deve ser realizado??? Obrigada.

    1. Lara, poder cair, pode. Mas se o seu dentista já avaliou e não viu risco imediato disso acontecer, creio que você não deva se preocupar. Se acontecer do fragmento ou da restauração se desprender, é possível restaurar novamente mesmo usando aparelho. No máximo será preciso remover o bráquete do dente em questão, restaurar / colar o fragmento e colar o bráquete de volta.

    1. Carlinha, provavelmente é uma trinca de esmalte. É um achado relativamente comum e que não traz problemas necessariamente, se você não sente dor / sensibilidade, não precisa se preocupar.

  209. Olá. Hoje fui em um churrasco, tomei muito refrigerante. Ok
    Meu dente, o quarto de trás para a frente, estava doendo e parecia ter um buraquinho. Hoje fui passar um palito de dente