Dente quebrado tem conserto?

Geralmente tem. Mas depende de onde e como ele quebrou. As situações mais comuns que levam um dente a quebrar são:

  • Uma batida: um acidente de carro, uma bolada no jogo de futebol, uma cabeçada do irmão mais velho, uma briga no bar, uma portada na cara.
  • Uma mordida: morder com toda vontade aquela azeitona verdinha e lembrar, da pior forma, que ela tem caroço.

Pois é, acontece. E quando acontece, corra pro dentista… por 2 motivos: primeiro, porque o dente está quebrado, oras! Segundo, porque pode ter havido algum dano interno ao dente. Muitos dentes que estão moles por causa de uma pancada não estão apenas moles, mas com suas raízes fraturadas.

O que determina se um dente fraturado tem conserto ou não tem, basicamente, é o quanto de tecido dentário foi comprometido. Veja:

Fraturas dentárias

  • Pequenas e médias fraturas de coroa: quando só um pedaço da coroa do dente quebra, geralmente dá para consertar com uma restauração. Se o dente quebrado for da frente, é possível até colar novamente o pedaço que quebrou. Isso, é claro, se você levá-lo consigo ao dentista. Se dá ou se não dá, o dentista vai avaliar. Se o canal do dente tiver sido atingido, há necessidade de tratamento de canal.
    .
  • Grande fratura de coroa: nesse caso, quando o pedaço quebrado é muito grande, apenas uma restauração direta não vai conseguir devolver ao dente a função que ele tinha. Em se tratando de dentes da frente (anteriores), a solução costuma ser o tratamento de canal, pino (núcleo) e uma coroa completa (o que se chama popularmente de “pivô”). Em dentes de trás (posteriores), dependendo do caso, é possível fazer uma restauração indireta, que é uma pecinha feita no laboratório de prótese e cimentada no consultório pelo dentista.
    .
  • Fraturas de raiz: aí começa a ficar mais complicado. Quando a fratura é bem no meio da raiz, geralmente é caso para extração (*). Eu digo geralmente porque o dentista ainda pode tentar juntar os fragmentos e fazer uma esplintagem no dente atingido. Esplintar significa unir os dentes através de um fio, para mantê-los naquela posição. Há uma grande chance de ter que tratar o canal também. Como o organismo da pessoa vai reagir, depende. Pode ser que se forme um tecido duro na fratura e junte os fragmentos, pode ser que a raiz do dente comece a reabsorver (sumir)… aí é hora de pensar num implante. Mas quando a fratura é lá na pontinha da raiz, quase sempre o tratamento de canal resolve o problema.

Enfim, um dente fraturado não está necessariamente condenado à extração, e uma pancada na boca é motivo de sobra para procurar um dentista. Isso porque você não tem como saber se aconteceu uma fratura de raiz ou algum outro dano interno, coisa que só um dentista é capaz de diagnosticar. Por isso, se o dente está quebrado ou ficou mole, procure ajuda profissional. Essa atitude pode ser a diferença entre salvar ou perder seu dente. E perder um dente custa BEM mais caro que mantê-lo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

No Plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e administradora da OdontoPédia. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista Veja todos os posts de Ana Tokus
Postado em: Cirurgia | Marcadores: ,

758

  1. Lembrando que mesmo em casos que houve apenas uma fratura no esmalte, pode haver dano na polpa; assim como paciente jovens, com ápice aberto, ao sofrer traumas mais severos podem apresentar uma revascularização e acabar não havendo a necessidade de intervir endodonticamente. O ideal é fazer um acompanhamento do caso, realizando os testes de percussão e sensibilidade ao frio, bem como colhendo informações visuais e o relato do paciente quanto à dor ou sensibilidade do elemento. O tratamento endodôntico também deve ser realizado com um protocolo diferenciado para trauma dental, a fim de tentar evitar possíveis reabsorções internas e/ou externas.

    • Oi Daniel! Concordo com você, vale a avaliação do dentista. Mas como o texto é direcionado para leigos, não dá pra se aprofundar muito na parte técnica. Agradeço o comentário, muito pertinente. Abraço e obrigada pela visita.

      • Só comentei porque achei que as informações poderiam ser pertinentes também! Gosto muito do site e dos textos, recomendo para meus pacientes lerem, inclusive os mais instruídos, e mesmo nós, profissionais da área, sempre verificamos o conteúdo, pois é explicado de maneira simples e interessante! É bom ver maneiras diferentes de passar para pacientes algumas informações e boa parte eu acabo pegando daqui! Obrigado e parabéns! :-)

        • Obrigada, Daniel! Apareça mais vezes pra comentar. ;)

          • OLA
            ESTOU COM PROBLEMAS… ME AJUDE…
            EU ESTOU COM UMA MANCHA NA RAIZ DO DENTE 2 DA FRENTE E UM DOS MEUS DENTES É MAIS SENSIVEL PARECE QUANDO MORDO ALGO NAO TENHO FORÇA, DA UMA LEVE SENSAÇAO Q PARECE Q TA FROUXO… E OS DE BAIXO ESTAO COM A RAIZ CURTA… MINHA DENTISTA PEDIU OUTRA RADIOGRAFIA PARA TER CERTEZA DESSA MANCHA… MAS ESTOU COM MUITO MEDO DE PERDE-LOS… SERA? TENS CASOS PARECIDOS COM O MEUS… DESDE JA AGRADEÇO…

          • Cris, por causa de uma mancha dificilmente você perderia seus dentes. Quanto à “frouxidão”, é preciso avaliar qual o grau dela e se há algum comprometimento periodontal (dos tecidos de suporte dos dentes, osso e gengiva). As raízes curtas podem ser resultado de alguma movimentação dentária prévia (você usou aparelho?) ou de uma batida na região.

          • Ola!
            Gostaria de tirar uma dúvida e um desabafo com vcs!
            Estou tratando há 3 anos um único dente com um dentista que vive me enrolando e atrasando o tratamento. Paguei à vista e inclusive os exames para colocar o aparelho (nem é preciso dizer que desistir de colocar o aparelho com ele). O meu caso é o desenho da GRANDE FRATURA NA COROA, tenho tipo uma prótese no lugar desse dente, que vive saindo e atrapalhando a minha mastigação. O dente é o penúltimo da boca (o fundão) e estou apavorado e muito chateado pois consultei com outros dentistas e eles me questionaram o porquê de tanto tempo no tratamento. Vcs acham que ele vai colocar o pino no lugar vazio (lembrando que tenho a raiz mais parece que esta meio deteriorada)? E a prótese é aquela branca ou é aquela de metal? Por favor, me ajudem a esclarecer essas dúvidas!

          • Wagner, realmente, não há razão (pelo seu relato) pra se aguardar 3 anos. Sendo a raiz viável, o tratamento, pela sua descrição, seria tratamento de canal (se já não tiver sido tratado) + pino + coroa. A coroa pode ser feita só de metal, de metal por dentro e de porcelana por fora, só de porcelana ou de resina. A opção por um desses materiais é sua (a não ser que alguma condição específica contraindique um desses materiais).

        • Olá, primeiramente obrigado pela informação, ha um tempo atrás meu dente se quebrou e vim parar nesta pagina, até ae tudo bem, estava sem dinheiro e não fui procurar um dentista, mas agora outro dente se quebrou e estou com medo, eu tirei aparelho ha uns 2 anos, o que pode estar acontecendo? Vou ao dentista o mais rapido possivel ;(

          • Diego, às vezes os dentes se quebram porque a estrutura deles já está prejudicada por cárie, por exemplo (não sei se é o seu caso, mas acontece). Vá ao dentista mesmo, é a única forma de tratar as fraturas que já aconteceram e evitar que isso ocorro novamente.

        • Daniel, meu dente quebrou apos eu bater a boca no fundo da piscina, quebrou médio, estou com ele faz 2 dias sem ir ao dentista, isso pode ser grave ?

          • Pode ser grave sim, Luis. Procure o mais rápido possível um dentista pra avaliar os danos e tratar de acordo (no mínimo, será preciso restaurar a parte quebrada).

    • Meu dente quebrou e eu fui no dentista, ele restaurou, mas depois de um tempo esse dente perdeu a cor. Esta desigual, o que faço, uma vez que eu já fiz a faceta?

      • Antonio, talvez seja o caso de trocar a faceta. Esse dente tem o canal tratado? Geralmente dentes com problema de canal (ou com o canal tratado) é que escurecem assim.

        • Muito obg, mesmo assim ficaria um diferença para os outros dentes, será que um clareamento melhoraria, apos a troca da faceta?

          • O clareamento não estaria indicado nesse caso, Antonio (a não ser que fosse antes da troca da faceta). E, sendo a escolha da cor da faceta adequada, não ficaria diferença para os outros dentes.

          • Obg. pelas informações.

    • Ajudem! Estou com uma pequena fratura na coroa. Quando quebrei o dente, o pedaço do dente quebrado sumiu. Tem uma forma de consertar o dente mesmo sem esse pedaço que sumiu?

      • Jonathan, tem sim! É possível reconstruir a parte faltante com uma restauração em resina que fica da cor do dente, com ótimos resultados estéticos.

        • Tive o msm problema do Jonathan, mas vou sair com uma menina no sábado e ñ sei se tem como reconstruir o dente essa semana ainda, pode me dizer se tem?? Ah, eu perdi o outro pedaço tb :(

          • Dá sim, Marcos. O dentista reconstrói o dente na hora, mesmo que você tenha perdido o pedaço quebrado.

          • Tbm estou com o mesmo problema, mas o meu quebrou ontem a noite, foi uma pequena fratura (o dente tipo descascou uma parte pequena e essa parte rosa do dente ficou com um pequeno pedaço a mostra…) será que depois de tratado dará para perceber? E será que o tratamento é muito caro?? Pode me responder Drª Ana Tokus? Obrigada!

          • Luana, a parte rosa, na imagem, representa o canal do seu dente. Ele está exposto? Se sim, há uma grande possibilidade de ter que tratar o canal além de restaurar o dente. Mas como você não relata dor e fala num “pequeno pedaço”, imagino que não seja o caso. Procure um dentista pra avaliar, inclusive para ter noções de valor.

  2. Oi Ana, quero agradecer pela resposta que vc me deu sobre o meu filho que quebrou o dente, vi a imagem acima e o dente dele parece o de media fratura da coroa.
    Fui ao dentista e ele colou o dente e passou um raio x pra ver se não tem dano nenhum. Será que segura por muito tempo a cola, ele usou ate laser, acho que é isso, como se fosse restauração mesmo. Hoje estou mais aliviada mais fica a duvida, quanto tempo o dente pode ficar como está? Obrigada.

    • Marilene, fico feliz em ajudar. :)

      Não havendo dano interno nenhum, o dente do seu filho está “pronto”, digamos assim. É interessante, apenas, visitar o dentista pelo menos anualmente para reavaliar, porque às vezes a raiz do dente, depois de uma pancada, começa a reabsorver (“sumir”) devagarinho. Mas não estou dizendo isso para preocupar você não, estou sendo BEM pessimista, é só para lembrá-la da importância de uma reavaliação periódica.

      A restauração que o dentista fez talvez tenha que ser substituída daqui a algum tempo (talvez anos), mas isso aconteceria com qualquer outra restauração. E, no dia que for necessário, o próprio dentista vai indicar.

  3. Valeu Ana, muito obrigada mesmo. Vc é 100000000000!!!

  4. Eu levei uma pancada, esta um pouco dolorido, queria saber se sempre em caso de pancada tem que ser feito o tratamento de canal? Se tem alguma possibilidade de estar doendo apenas pela pancada sem que se precise de um tratamento mais aprofundado?
    OBG !!!

    • Não Flavio, nem sempre é preciso o tratamento de canal, mas SEMPRE é preciso a avaliação de um dentista em caso de trauma, para afastar quaiquer suspeitas.

  5. Oi Ana, gostaria de saber o que deve ser feito no meu dente. Meu dente pré-molar, ele tem um furo e agora quebrou uma parte e agora?
    Obrigado !

    • Daniele, depende do tamanho da parte que quebrou. Se for pequena, uma restauração direta (feita pelo próprio dentista) deve resolver. Se for média, talvez haja a necessidade de uma restauração indireta (uma pecinha protética feita em laboratório). Se for grande, pode ser que só uma coroa completa dê jeito. Por isso é importante procurar um dentista pra avaliar.

  6. Quebrei um pedacinho do meu dente, na parte final do dente. Ja estive no dentista e para fazer a restauracao ele teve que cortar a gengiva. Nao entendi bem porque e so vou novamente na quinta feira, dia 14, pra retirar o curativo (que ele colocou) e fazer a restauração, imagino. Mas estou muito apreensiva e gostaria de saber exatamente o que ele fará e se tem algum risco.

    • Fernanda, provavelmente o seu dente quebrou abaixo da linha da gengiva e, para restaurar, é necessário expor o término do dente. Estando tudo ok, acredito que seu dentista vá fazer a restauração já na próxima consulta. Não há com o que se preocupar, vá tranquila. :)

  7. Oi Ana, gostaria de fazer uma pergunta. Estou com os dois dentes da frente quebrado; vou caracteriza-los como um de pequena e o outro de média fratura, já faz alguns anos que eu quebrei e não tenho o pedaço quebrado. Gostaria de saber qual o procedimento a ser adotado e quanto em média custaria só pra ter um noção. Desde já, agradeço resposta!

    • Mateus, esses dentes podem ser restaurados com resina, mesmo que você não tenha os pedaços. O valor “médio” é muito relativo, depende de uma série de variáveis… o dentista, a especialidade, a cidade, o material, etc.. Procure um dentista pra avaliar. Se você preferir um especialista (embora qualquer dentista possa realizar esse tipo de procedimento) procure um especialista em dentística / estética.

      • Muito obrigado Ana! Vou fazer isso que me recomendou.

      • Eu tenho 11 anos e tenho o mesmo problema, meu primo me empurrou da balança e dai quebrou os dentes da frente!!!

        • Nathalia, e alguém levou você no dentista pra arrumar os dentes?

  8. Oi, doutora tudo bem?

    Fiz um canal (no dente número 36, lado esquerdo de baixo) e com três dias o lado do dente quebrou na lateral, é por que foi mal feito?
    Tô muito triste, nunca dou sorte com dentista.

    • Não Jean, de forma alguma. É que dentes com tratamento de canal muitas vezes perdem estrutura, então precisam ser restaurador assim que possível, pra evitar esse tipo de acidente. Acho que esse texto aqui pode esclarecer você melhor: http://medodedentista.com.br/2012/02/tratei-o-canal-preciso-restaurar-o-dente.html

      • Obrigado doutora,

        Mas o que eu quis dizer foi que ele quebrou na lateral mesmo estando restaurado… já foi consertado, mas estou com receio de mastigar algo duro, pois ele quebrou com uma simples bolacha. hehe

        • Ah, entendi. Então… pode acontecer. Principalmente se for uma restauração grande, o que é bastante comum em dentes com tratamento de canal. É aquela história: restauração, por mais bem feita que seja, não é dente. Por isso, é sempre bom se lembrar disso quando for mastigar alguma coisa dura bem em cima dela.

  9. Bem, eu tive que fazer canal porque o meu havia se partido (eu acho que era isso, so que eu nao perguntei, mas parecia quebrado). O da minha irma tambem quebrou, e ela so fez obturaçao. E ela nao sentia dor alguma quando seu dente quebrou, enquanto que eu senti uma dor violenta, mas nao tanto no dente, foi mais na gengiva.

  10. Ei Ana, eu levei uma pancada quebrando somente um dente na frente, foi um pedaço pequeno, fui à minha dentista e ela restaurou (colocou a lasquinha novamente) e falou que somente na semana que vem ela vai fazer uns testes para ver o que aconteceu, o meu dente esta mudando a cor, eu não consigo morder nada, e o dente começou a doer muito, só agora depois de quatro dias. Voce sabe o que pode ter acontecido? Como seria tratado um canal em um dente da frente? Pois nos dentes de tras, o dente é aberto pelo meio…

    • Lu, pelo seu relato parece que vai “dar canal”… dente escurecendo, dor espontânea… a sua dentista vai ter que reavaliar na próxima consulta e fazer alguns testes (de vitalidade pulpar – do nervo – , principalmente), mas a minha impressão é essa. Caso seja necessário mesmo, a abertura é feita por trás do dente, o canal é tratado e a abertura fechada com resina, sem qualquer comprometimento estético (fora a cor alterada). E, para melhorar a cor, dá pra tentar um clareamento interno, veja: http://medodedentista.com.br/2011/08/clareamento-em-dente-com-tratamento-de-canal.html

  11. Oi Ana, estou com o meu dente quebrado no meio da raiz, um pouco abaixo da gengiva, o que devo fazer?? Vai levar quanto tempo para o meu dente soltar? Estou morrendo de medo.

    • Gleidy, não espere o dente soltar nem se preocupe com o que fazer… procure um dentista e deixe ele cuidar do problema. Se o dente estiver fraturado de forma longitudinal, provavelmente não haverá como salvá-lo. Se for uma fratura grande, mesmo abaixo da gengiva, mas a raiz do dente ainda estiver viável, é possível fazer uma coroa. Enfim: vá ao dentista e não tenha medo… ele vai te ajudar.

  12. Ah, me esqueci de dizer é o dente da frente…

    • Da mesma forma. Se precisar extrair, é possível colocar uma prótese de emergência pra você não ficar sem dente até que seja possível uma solução mais definitiva.

  13. Bom dia Dra. Ana, estou muito triste hj, pq eu acabei de fazer clareamento interno nos meus 2 dentes da frente, adorei o resultado, eles eram bem amarelos pq tinham canal, e ontem ao abrir um pinhão um deles amoleceu, fui cedo ao dentista q fez meu clareamento e ele disse q vou ter q colocar um pivô, perdi meu dente, estou muito muito triste, deveria ter uma maneira de fixar o mesmo dente. Obrigada pelas explicações acima.

    • Puxa Lirian, que pena. :(

  14. Ooi Ana eu quebrei a pontinha do meu dente igual o exemplo q está na 1 foto fui ao dentista e ela falo que se eu fizese uma obturação n iria adiantar que eu n poderia comer direito, porque senão iria cair, num sei o fazer queria q meu dente fosse igual antes =(

    • Ana, e o que o seu dentista sugeriu fazer? Se ele examinou você e acha que não dá pra restaurar de forma direta, o negócio é tratar de outra forma. Claro que não dá pra voltar no tempo e evitar que você quebre o seu dente, mas dá pra consertar sim. Fique tranquila.

      • Então Ana, a unica solução que a dentista deu foi a restauração, mas ela falou que não valeria a pena por que tudo que eu comesse ia cair e que tinha q ficar trocando de mes em mes, então o que você sugere eu fazer ? Procurar outra dentista ? Uma especialista nisso ? Obrigada por sua ajuda.

        • Eu acho que sim, Ana. Fica complicado quando o dentista não sugere nada que possa ajudar, não é mesmo?! Procure um especialista em dentística.

          • Muito obrigada por sua ajuda mesmo, Ana, mas é difícil achar esse especialista ? É por que eu nunca ouvi falar… bjs

          • Por nada. Não, há bastantes dentistas especialistas em dentística e/ou estética, certamente você vai encontrar um. :)

  15. Olá Dra!!! Me tire uma duvida, coloquei uma coroa de porcelana no dente da frente ha pouco mais de 2 meses. A primeira coroa erraram na cor tive que mandar fazer outra, a segunda acertaram na cor porem a parte da peça que encaixa na gengiva ficou transparente e aparece minha gengiva (ficou uma mancha escura bem onde está transparente) e o fio dental passa por traz da peça, pedi para fazer outra (765,00) para não ficar perfeito, fala serio! Minha dentista disse que era normal ficar essa mancha. Não me contentei e fui em outro dentista que me informou que meu dente de porcelana não estava bem adaptado e q tinha excesso de cimentação falei isso pra ela (ficou P) enfim ela mandou fazer outra coroa(com odio no coração rsrrsr!). A nova coroa não chegou ainda e ela me ligou dizendo que queria fazer uma exposição da raiz do dente por causa de excesso de cimentação e não queria correr o risco?????? O que ela vai fazer será?????

    • Jucimara, eu acredito que ela esteja querendo realizar algum procedimento para deixar mais visível e definido o término da raiz do seu dente, o que melhoraria a adaptação da coroa. Isso geralmente é feito cirurgicamente, cortando um pedacinho da gengiva. Pode ser que seja outra coisa também, mas pela sua descrição entendi assim.

  16. Bom dia, no caso de fratura grande de coroa momentos antes de reunião de trabalho que não posso adiar o que fazer me ajude, obg.

    • Washington, não tem mágica: você precisa procurar um dentista. Sempre há alguma forma de “disfarçar” o problema, se não houver tempo hábil pra um solução definitiva (que, nesse caso, fica adiada).

  17. OI TUDO BEM, USO PROTESE HA 11 ANOS, HOJE TENHO 32 ANOS, SÃO 7 DENTES, JA 2 DENTES FORAM QUEBRADOS!! FIZ UMA COROA FICOU LEGAL, AGORA QUEBROU O VIZINHO DELE, O K ESTA ACONTECENDO? E POR CAUSA DA PROTESE OU DENTES FRACOS? TENHO 6 ANOS COM A MESMA PROTESE O K ACONTECE OBRIGADO.

    • Valdilene, difícil dizer sem examinar você. Pode ser a forma como você morde ou algum hábito que você tem que favorece esse tipo de episódio. Ainda, talvez seja hora de fazer uma prótese nova.

  18. Olá Ana,
    sofri uma queda e quebrei o dente da frente como no ex: Media fratura da coroa, fui ao dentista levei o pedaço do dente porem ela disse que não dava pra colar devido a desidratação do dente e ela pego uma massinha que não sei o nome e e preencheu a parte onde tinha quebrado.
    Gostaria de saber se isso vale apena manter ou se devo fazer algum tratamento, ela mesmo me disse pra evitar comer coisas como maça, goiaba etc para o mesmo não sair.

    • Paulo, quanto maior é a restauração mais “frágil” ela costuma ser, porque restauração, por mais bem feita que seja, não é dente ;). Isso não quer dizer que ela vai cair por qualquer coisa, mas é bom sempre usar o bom senso. Uma solução mais resistente seria fazer uma coroa protética… mas considerando que ainda há uma parte da coroa do dente disponível, seria algo mais drástico.

      • Certo, muito obrigado Ana ;)

  19. Estava com dor em um dente, precisava fazer canal mas estou gravida o dentista optou em fazer uma emergencia, colocou um curativo mas resistente, ja tem 3 dias e doi quando mastigo com esse dente apenas quando mastigo fazendo pressao no dente, e normal ?

    • Patricia, essa dor é bastante comum, e provavelmente se deve a uma inflamação lá na pontinha da raiz do dente, dentro do osso. Pode ser, inclusive, que esse dente esteja um pouquinho mais “alto” que os outros e batendo no arco oposto antes dos demais, o que pode causar dor também. Enfim, caso a dor aumente, procure seu dentista novamente… talvez seja necessário trocar o curativo ou fazer um pequeno ajuste no dente para que ele não toque antes dos outros.

  20. Boa Noite Ana, sofri um acidente ha uns meses atras e meu dente foi atingido, minha raiz esta aparecendo e apareceu um buraco na parte superior do lado direito do dente e o dente esta mole acho que esta no caso fratura no meio da raiz, fui ao dentista e ela me disse que o unico jeito seria a extração do dente e o implante de uma protese, é isso mesmo… Obrigado.

    • Marcio, se a raiz partiu ao meio é caso para extração mesmo, infelizmente. Para substituir esse dente é possível usar um prótese removível, uma prótese fixa (que se apoiaria nos dentes ao lado do espaço) ou um implante + prótese sobre implante. Todas são opções válidas.

  21. Meu último molar inferior direito possui canal. Justo nesse último dente , comendo pipoca, fraturei-o longitudinalmente… E agora? Isso significa que terei de fazer coroa ou que perderei o dente? Grato, Jose Dias

    • Jose, se foi longitudinalmente mesmo, há uma grande chance de você perder o dente. Mas, como é um molar (que é um dente que tem 2 raízes), há uma possibilidade dependendo do caso, de se realizar um procedimento chamado “amputação radicular”, que significa, a grosso modo, extrair só uma raiz e parte da coroa do dente. Nem sempre dá certo e nem sempre é possível, depende da avaliação do dentista e da relação custo-benefício pra você, claro. Aí seria possível usar o próprio dente para apoiar uma coroa, por exemplo. Se nada disso for possível, extração e implante (ou prótese removível ou fixa).

  22. Drª fiz uma restauração (coloquei massa branca) em um dente da frente, mas essa massa soltou quando passei a lingua no dente. Percebi que com o passar do tempo estava branco por dentro, parecia infiltração. Minha dúvida é: a dentista pode cobrar outra restauração ou eu tenho direito a ganhar uma nova de graça já que soltou? Agradeço sua ajuda!

    • Aline, o melhor é sempre conversar. Depende, também, se ela simplesmente caiu ou se quebrou enquanto você mastigava alguma coisa dura, por exemplo. De qualquer forma, a “garantia” geralmente é de 3 meses.

      • Drª obrigado por responder.
        Esse dente já havia recebido restauração no mesmo lugar em 2006 e desde lá venho agindo naturalmente, mastigando tudo, nunca tive problemas com esse dente. Ele fica na frente, ao lado esquerdo dos dois centrais. Eu estava comendo pão, mas sempre mastigando com o lado direito pois sabia que tinha restauração nova, mas ao passar a lingua a erstauração soltou (não quebrou). Inclusive guardei num pote para mostrar pra dentista.
        O que me intriga é, já fiz essa restauração antes com outra dentista e levava uma vida normal, mastigava tudo (menos osso) e agora vou ter que ficar me policiando? Quero continuar levando a vida normal de antes.

        • Aline, alguma coisa aconteceu. Entre em contato com a sua dentista.

  23. Levei uma cotovelada no queixo sem querer, a pancada foi fraca, o problema e que os dentes se chocaram e ouve uma fratura no dente da metade de uma ponta de caneta, quase imperceptivel e muito pouco, naum sei se cortei a boca ou foi do dente pode ter fraturado a raiz?

    • Fabio, poder até pode… mas, pela sua descrição, nada me leva a crer nisso (em fratura de raiz). De qualquer forma, em casos de trauma (por mais leve que seja) é sempre bom procurar um dentista para avaliar e evitar problemas mais sérios no futuro.

  24. Boa tarde Dra. Ana,
    Gostaria muito de sua ajuda.
    Há umas 3 semanas apareceu na minha gengiva, abaixo de um molar, uma bolinha branca. Agora está saindo secreção dela.
    Fui ao dentista que pediu radiografia.
    Ele me disse que pode ser que tenha que fazer canal ou pode ser fratura de raiz.
    Me assustei com a frase “fratura de raiz”. Não sinto dor nenhuma. Já fiz canal nesse dente há alguns anos, talvez uns 7 anos.
    Na radiografia veio escrito: “Imagem radiolúcida em região de furca/ sugerimos avaliação periodontal”.
    O que significa isso Dra. Ana? A raiz do meu dentro fraturou mesmo? Será que terei que extrair? Estou assustado
    Muito obrigado por sua ajuda. Pode ser só canal mesmo né?

    • Silva, pelo laudo radiográfico você tem uma rarefação óssea entre as raízes do seu dente, o que não é bom (pois tinha que ter osso ali). A questão é identificar o porquê disso, se a origem está no canal ou no periodonto (fora do dente, nos tecidos adjacentes). Uma explicação para isso seria realmente uma fratura que tenha comunicado essa região (de furca) com o interior do dente, porém, se houver essa fratura, ela não pode ser vista na radiografia (não fala em dente fraturado no laudo, né?!). Enfim, parece que o problema, considerando o canal tratado, tenha origem periodontal mesmo. Agora seu dentista vai avaliar a radiografia e pensar no tratamento… que, em princípio, creio não ser extração não.

      • Muitíssimo obrigado Dra. Ana.
        No laudo não fala nada sobre fratura de raiz. Se tivesse fratura o laudo falaria? Mesmo que tenha havido a fratura, a extração não é a única solução é? A radiografia não mostra então se tem fratura na raiz ou não? Como ter certeza se foi fratura ou canal?
        Me desculpe por tantas perguntas, mas estou realmente preocupado. Achava que era algo simples porque não estou sentido dor nenhuma.
        Mais uma vez muito obrigado pela ajuda. Seu site é simplesmente perfeito.
        Obrigado.

        • Silva, se a fratura pudesse ser verificada na radiografia, o laudo falaria. Se considerarmos que você não tem dor e o dente não tem mobilidade, acho que não é caso de fratura não… se fosse, na região de furca, aí seria caso de extração. Pela sua descrição e pelo laudo radiográfico, tá parecendo coisa do periodonto mesmo, e não do canal. Claro, estou SUPONDO, já que não tive a oportunidade de examiná-lo.

          E obrigada… mas perfeito, só Nosso Senhor Jesus Cristo. :) Se eu estiver ajudando, já tô feliz.

          • Obrigado Dra. Ana pela ajuda.
            Amenizou minha ansiedade rs.
            Fique com Deus.
            Depois volto aqui para lhe contar o que o dentista falou.
            Abraços.

          • Ok Silva, que bom que pude ajudar. Fico aguardando notícias suas. :)

  25. Fui diagnostica com fratura de raiz, dai o meu dentista sugeriu que eu tirasse esse dente que já é um pivô e usasse uma protese removivel por 3 meses, dai depois desse periodo sera feito um implante e volto a usar a protese removivel por mais 4 meses, depois colorarei um provisorio por 1 mês e só então colocaria um definitivo, a pergunta é: preciso passar por todas essas fases ou posso colocar o implante direto sem precisar usar essa protese removivel? Obs: a fratura é no dente 22… desde já agradecida…

    • Marcia, existe a possibilidade da carga imediata, que significa instalar o implante e já em seguida colocar um dente provisório (o oficial só dá pra colocar depois de uns 6 meses mesmo) sobre o implante. Mas nem sempre isso é possível, pois depende da região e, principalmente, do “torque” que é dado no implante, ou seja, a força com que o implante é rosqueado. E isso é uma coisa que só dá pra saber na hora da cirurgia. De forma geral, na maioria dos casos não é feito carga imediata, embora as grandes clínicas do ramo façam propaganda JURANDO que sempre dá.

  26. Boa noite, estou muito preocupada com meus dentes pois quebrei um mas só a parte da frente e ja faz tempo. Sera que terei que arrancá-lo? E outro esta com uma mancha branca enorme. Obs: uso aparelho ha 3 anos. Tenho 19 anos.

    • Luana, é preciso avaliar o quanto de “dente” foi perdido na fratura… mas, sendo apenas uma parte da coroa, geralmente tem conserto sim, não é caso para extração. A mancha que você relata ter pode ser uma cárie inicial ou uma mancha intrínseca do próprio dente. Enfim: você precisa procurar um dentista para examinar e propor um tratamento.

  27. OI COMO ESTÃO, QUERIA PERGUNTAR, O MEU E O SEGUNDO DA TABELA LA EM CIMA, MAS ELE QUEBROU RETO, TIPO ASSIM – PRA BAIXO ELE NÃO QUEBROU DE LADO, QUERIA SABER SE TEM CONSERTO, MAS NÃO AFETOU A RAIZ ^^

    • Jhonatan, tem sim! Se a raiz está ok, é questão de restaurar o dente. Procure um dentista para avaliar.

  28. QUERIA PERGUNTAR PRA VOCE DOUTORA:

    LEVEI UMA QUEDA DENTRO DE CASA E ACABEI QUEBRANDO UM DENTE E AFUNDANDO 2 DENTES FRONTAIS E SE TEM COMO RESTAURAR O QUEBRADO, TEM CONSERTO???
    AGUARDO RESPOSTA, MUITO OBRIGADA.

    • Tem conserto sim, Jovane. Mas você precisa procurar um dentista para avaliar, pois principalmente no caso dos dentes que “afundaram”, pode ter havido algum dano interno e há uma grande possibilidade de ter que tratar o canal desses dentes.

  29. Dra. gostaria de tirar uma dúvida. Na fraturação do dente 11 no nível do esmalte e dentina, apenas a restauração resolveria o problema ou seria necessário o implante dentário? Esse tipo de fratura neste dente específico poderia comprometer a mastigação? Obrigado

    • Eduardo, no caso de fraturas pequenas e médias a restauração provavelmente seria suficiente. E mesmo se a fratura fosse maior, o implante não estaria indicado, a não ser que houvesse um comprometimento da raiz que inviabilizasse a manutenção do dente na boca. O implante só é necessário quando se perde o dente todo, coroa e raiz.

  30. Dra, estou com um problema no meu dente da frente superior, o meu dentista colocou um pino e uma coroa de cerâmica, acontece que primeiro a cor do dente ficou diferente, e teve que se trocada dando muto trabalho para ser retirada. Após 8 meses começou a infiltrar e dar mau cheiro, teve que ser retirada novamente e recimentada, novamente enfiltrou, e quando ele foi retirar pela 3º vez, fraturou a parte da frente da raiz, sobrando mt pouco para o pino, ou seja, agora o pino ficou sem sustentação e toda vez que mordo alguma coisa o pino solta com coroa e tudo, já não sei mais o que fazer, estou mt triste… uma sequencia de eros do meu dentista me levou a esta situação que já perdura por quase 2 anos. O que a Dra. me aconselha… devo procurar um outro dentista ou só um implante vai resolver?
    Desde já agradeço pela sua ajuda.

    • Marcos, se você não está satisfeito, tem total liberdade para procurar outro profissional. Embora a intenção de nós dentistas seja sempre salvar o dente, me parece que, no seu caso, talvez o melhor seja partir para um implante mesmo, para acabar logo com essa sucessão de decepções.

      • Obrigada! E tenha um ótimo FDS.

  31. Olá Dra. Retirei os quatro sisos de um só vez, estou no quarto dia do pós-operatório e apenas um lado, inferior, está inchado nesse lado percebo que na extração o dente quebrou e estou com medo que possa ter restado algum pedaço de dente, isso pode trazer complicações futuras? Não tenho coragem de limpar no local mas faço leves bochechos com periogard e escovo os dentes levemente mas não chego até o final, mesmo assim estou com mau hálito o que pode ser isso?

    • Josy, não temos motivos pra pensar que tenha ficado um pedaço de raiz dentro da sua gengiva… ou seu dentista disse que ficou? O mau hálito é comum, mas diminui gradativamente. Continue higienizando a região da extração adequadamente.

  32. Dra Ana… fui ao dentista fazer tratamento de canal e quase voltei sem lingua pois ele cortou com a brocae foi um corte profundo, só vi quando cheguei em casa pq ele nao disse nada. Voltei ao consultorio e ele disse que nao viu e que acidentes acontecem, pois uma manicure tbm tira bife… nao estou o achando muito profissional pq ainda por cima trocou uma obturaçao de um dente que nao doia e agora começou a doer. Por favor, me ajude, nao estou conseguindo achar seu cro. Desde ja obrigada.

  33. Drª Ana, meu dente caiu a coroa toda (de uma vez), senti quando ficou mole, eu balancei a parte de fora e saiu completa. Agora está um buraco numa parte e a outra coberta pela gengiva. Será que tem conserto?

    • Cândida, se as raízes do dentes ainda estiverem viáveis, tem conserto sim. Pela sua descrição, toda a coroa foi perdida, então a solução é uma prótese (coroa). É preciso avaliar se haverá necessidade de tratar o canal (o que é muito provável) e de se fazer uma pequena cirurgia para remover o excesso de gengiva que cobre o dente.

  34. Oi ^^

    Eu tenho um problema com relação a dente quebrado, mas é bem diferente disso tudo. Meu dois dentes, um de cada lado, os penultimos da parte de baixo da boca, partiram “metade” tipo, metade ta lá e metade quebrou… por causa de carie =x isso tem como arrumar ou só extraindo mesmo?

    • Carla, é preciso avaliar. Mas se as raízes estiverem viáveis, tem conserto sim: ou através de uma prótese (coroa) ou através de uma restauração indireta (uma “pecinha” feita em laboratório que substitui a parte perdida do dente).

  35. Oi Ana, minha nene de um ano e dois messes caiu no colegio e quebrou por inteiro os dois dentes da frente, da parte de cima, o q posso fazer, tem como por novamente ou tenho q esperar nascer os permanentes??

    • Daiana, os dentes saíram com raiz e tudo ou a coroa deles se partiu? Se foi com raiz e tudo, eles estão perdidos… será preciso aguardar os permanentes nascerem, lá pelos 6 ou 7 anos. É possível alguma solução protética mais tarde para esconder a “janelinha”, mas depende muito da avaliação do odontopediatra. Se os dentes quebraram, podem ser restaurados ou colocar-se sobre as raízes, que devem estar viáveis, algum tipo de coroa. Enfim: procure um odontopediatra para avaliar, é o melhor que você pode fazer no momento.

  36. Oi Ana, quebrei os dois dentes da frente da parte de cima e fiz restauração hoje. Porem estou sentindo que a restauração esta alta e meus dentes de tras quase nao se encostam, esta dificil pra mastigar os alimentos, sera que tem como o dentista deixar essa restauração menor? Estou em duvida porque é justamente os 2 dentes da frente sera que não é mais complicado pra diminuir a restauração? Estou ate com vergonha de voltar ao dentista.

  37. Ola Ana, eu fiz canal no dente de tras faz aproximadamente 3 anos, demorei um pouco pra fechar, (mas ja esta restaurado) faz uns 15 dias que ele começou o doer e em cima da gengiva tem uma bolha, eu tinha percebido que a restauração parecia que estava descolando, qdo foi ontem percebi que meu dente esta rachado e mole estou com muito medo de perder meu dente, ate mesmo de ir ao dentista por receio de ter que extrair. O que pode ser o qual o tratamento ideal.
    Agradeço desde ja.

    • Daniele, essa bolha pode denunciar que há uma infecção, e a infecção talvez tenha relação com uma fratura (digo isso porque você disse que o dente está mole). Compreendo seu receio, mas não tem jeito: você precisa procurar um dentista pra avaliar. Talvez seja uma fratura apenas de parte do dente, só da coroa, e não longitudinal… aí não seria caso para extração… talvez restauração ou prótese.

      • Dra. peguei uma queda e acabei quebrando o meu dente, o 2 do lado esquerdo, quando fui mandar restaurar o dentista disse que tinha que fazer um raio x por causa da mobilidade dele, apareceu no raio x uma fratura e ele disse que tenho que extrair, esta e a unica solução? Tire minhas duvidas pois estou muito preocupada.

        • Rosa, se a fratura afetou a estrutura do dente (fratura de raiz), certamente (e infelizmente) é caso para extração mesmo. Aí é pensar em como substituir esse dente: prótese removível, fixa ou implante.

  38. Olha, esse msm dente da foto meu é quebrado, é uma pequena fratura de coroa, eu acho pelo o menos ! Gostaria de fazer uma restauração e colocar aparelho, posso ? E fica mas ou menos quanto em R$ ?

    • Pode sim, Thyerre. Mesmo que a fratura fosse maior, também seria possível colar o bráquete do aparelho. O questão do custo não dá pra dizer sem examinar você, pois há uma série de variáveis envolvidas. Procure um dentista para avaliar.

      • Mas no caso dela, que e o mesmo meu, qual e a especialidade que devemos procurar? Ortodontia mesmo??

        • Jezebel, para fazer a restauração pode ser um clínico geral, ou um especialista em dentística.

  39. Oie, hj arranquei um dente e quebrou a parte da frente do numero 15, a dentista falou q ele tava muito cariado, so que ele ficou na raiz… o que vai ter que fazer, sera que vou ter que por implante ? Me ajuda por favor, nao queria por protese…

    • Renata, se a raiz desse dente estiver viável, é possível colocar uma coroa sobre ele, não seria preciso, necessariamente, extraí-lo nem colocar implante. Aí seria preciso tratar o canal, colocar um pino encaixado na raiz e, sobre ele, a coroa (uma prótese fixa).

  40. Tenho umas falinhas no meu dente, tem como consertar e deixar eles retos ?

    • Geovana, provavelmente sim. Procure um dentista para avaliar!

  41. Ola, doutora!
    Primeiro, digo que admiro muito o teu site e a tua boa vontade em ajudar e esclarecer as duvidas de quem sofre com os dentes…
    Por favor, me ajude, estou sofrendo muito e com uma duvida curel. Moro nos EUA e estou sofrendo com uma dor de dente terrivel (em um dente que aqui eles chamam de “numero 19″, eh um dente grande, da arcada inferior, o penultimo do lado esquerdo da boca) ha 3 meses e NINGUEM consegue me dizer se preciso ou nao de canal. Esta uma polemica. Ja fui a varios dentistas e ate mesmo a um especialista em Endodontia e TODOS sao unanimes em me afirmar que “nao eh caso de canal”. Respondi bem aos testes de toque, de gelado, de calor e AS RAIZES APARECEM NORMAIS EM TODOS OS RAIOS-X. A dor aparece, eh intensa e profunda, depois some por algumas semanas, depois aparece de novo. Noite passada nao dormir de tanta dor e ela so esta aumentando…Ontem, finalmente, um dentista com muitos recursos tecnologicos, encontrou duas fraturas: uma na restauracao e outra no dente, mas me garantiu, tambem, QUE NAO EH CASO DE CANAL e me disse que ira tentar evitar o canal, refazendo a restauracao quebrada e colocando uma coroa pra selar tudo. Mas a pergunta que nao quer calar: se nao eh caso de canal, entao POR QUE DOI TANTO? Sera que o fato de ter fratura na obturacao e uma pequena fratura superficial sao as causas de tanta dor espontanea??? To com muito medo de ir la amanha cedo, refazer a obturacao, colocar a coroa e depois, se continuar doendo, ter que fazer canal furando uma coroa que pagarei carissimo. Mas o dentista quer porque quer tentar salvar meu dente de canal a todo custo. Por mim, ja fariam canal de uma vez e acabavam com esse martirio! Mas todos sao unanimes em dizer que os raiox x e os exames de toque nao acusam necessidade de canal, pois segundo eles, “as raizes estao boas”. Mas e essa dor terrivel que eu sinto? Onde fica essa dor? Realmente, to muito confusa e assustada, nao sei mais em quem acreditar…Me ajude. Obrigada.

    • Adriane, você não é a primeira pessoa que mora nos EUA que me fala de um dente “19”. Aqui no Brasil esse número não existe, os dentes de cima do lado direito vão até o número 18 (siso). Ou seja, o 19 seria um supranumerário (um dente a mais). Aí eu achei esse diagrama –> http://bit.ly/Vx3vvy que mostra qual é o dente 19 (primeiro molar inferior esquerdo, que aqui seria o 36, pra você ter uma ideia)… aí os dentistas contam de forma diferente, contínua. Enfim, isso não tem nada a ver com a sua dúvida, é só uma curiosidade. :D

      Existe uma condição chamada “síndrome do dente gretado”, e pela sua descrição pode ser esse o seu problema. O dente dói, mas não parece haver nada errado com ele. Porém, muitas vezes, são micro-trincas de esmalte que causam essa sensibilidade. Não saberia dizer com certeza se é esse o seu problema, mas é uma boa teoria. Veja mais a respeito aqui: http://odontodivas.com/2011/08/sindrome-do-dente-gretado.html

      Eu concordo com você: se não for achado logo o motivo disso, que o canal seja então tratado, mesmo “sem necessidade”. Porque a possibilidade de acabar com a dor já é, em si, um belo motivo, não é mesmo?!

  42. Olá Daniel! Olha há uns 2 anos atrás eu quebrei os dois dentes da frente. Fui no dentista e coloquei um tipo de moldagem, não precisei fazer canal… Só que eu não posso morder nada com os dentes da frente pois eles podem sair… Quando eu vou comer, tenho que comer de ladinho… Olha, agora os 2 dentes da frente ficaram meio abertinho, e eu vou precisar colocar aparelho. Sera que eu posso? Quando eu for colocar eles não vão sair? Me ajuda doutor !!!!!!!!

    RESPONDA O MAIS DEPRESSA POSSIVEL !
    Obrigada :S

    • Thatiely, o Daniel só passou aqui pra comentar… então, serve eu? ;)

      Sim, você pode usar aparelho normalmente, os bráquetes serão colados nas suas coroas. Isso não deve causar o descolamento delas, mas caso aconteça, é só o dentista colar de volta.

  43. É o seguinte doutora, meu dente da frente quebrou pela metade e nessa metade tem um podrezinho, eu fui no dentista essa semana pra ver o que ele poderia fazer por mim, perguntei se tinha como ele restaurar o dente mas ele falou que se eu restaurasse não iria adiantar, que qualquer coisa que eu fosse comer ele iria quebrar de novo, então ele sugeriu que colocasse o pino. Ai eu pergunto a voce doutora, e possivel a retirada do dente e no msm dia coloca o pino ? “espero que me ajude” ><

    Se for possivel manda a resposta pelo meu email
    AGRADEÇO DESDE JÁ DOUTORA :D

    • Jhonatas, o “pino” a que você se refere seria um implante (um parafuso que vai no lugar do dente para segurar a prótese da coroa)? Sendo isso, até é possível colocá-lo no dia da extração do dente, mas é preciso avaliar se isso é possível no seu caso em específico. Geralmente, faz-se o implante e depois de uns 4 meses é que se coloca a prótese em cima dele.

      Já se o “pino” for um daqueles que vai encaixado na raiz do dente, é preciso tratar o canal, encaixar o pino e, então, sobre o pino, a nova coroa. Isso leva umas 3 ou 4 sessões no dentista.

  44. Os dentes da frente de baixo estao frouxos, tem como resolver? Idade 58 anos, me ajuda.

    • Guaraci, você deve estar com um problema periodontal, ou seja, nos tecidos de suporte dos dentes. Procure um dentista/periodontista para avaliar, dependendo do progresso da doença (periodontite), é possível pará-la e salvar seus dentes.

  45. Muito boa tarde,

    Então, eu dei uma batida com meu dente ontem… e quebrou somente uma lasquinha bem pequena em um dos dentes da frente. Tão pequena que nem percebi na hora, e me incomoda muito. É durável essa restauração?

    Obrigado.

    • Garcia, dá para restaurar, sim. Se for MUITO pequeno esse pedaço que quebrou, talvez seja necessário até fazer um pequeno desgaste no seu dente para melhorar a retenção da restauração. A durabilidade varia com relação aos seus hábitos, localização da restauração, etc..

  46. Perdi um pedacinho pequeno do dente da frente, mas o perdi, o que eu faço e quanto mais ou menos custaria?

    • Lucas, procure um dentista para avaliar. Só pela sua descrição não dá pra saber quanto custaria… mas dá pra resolver sim, mesmo que você tenha perdido o pedacinho.

  47. Fiz canal de um dente, so q ele deu um trincadinho por fora, pequeno, tem algum risco de eu perder esse dente?

    • Leo, em princípio não. A não ser que essa trinca fosse grande e comprometesse a estrutura do dente.

  48. Ana, o que começou por ser uma pequena fratura de coroa é, neste momento, uma grande fratura de coroa, o dente fica situado na parte inferior, perto dos pré-molares, confesso que estou aterrorizada pois não sei que tratamento irá ou deverá ser feito, se irá ser doloroso, se implica o arranque do dente, etc… com estas dúvidas ainda não ganhei coragem de ir ao dentista :( Ajude-me por favor…

    • Cristina, geralmente fraturas só levam à extração quando comprometem a raiz do dente. Sendo uma fratura coronária, por maior que seja, certamente não é caso para extração. Se for algo MUITO grande, é possível que seja necessário tratar o canal, colocar um pino e uma coroa. Não fique em casa com dúvidas, procure um dentista para avaliar e acabe com essa agonia… talvez você se surpreenda positivamente e veja que nem era um caso tão sério assim. :)

  49. Ana, obrigado pela sua resposta. Tomara que assim seja, sempre chumbei (julgo que este termo se utiliza aí no Brasil) os meus dentes sem anestesia (tenho pavor de agulhas), e realmente estou aterrorizada, pois encontro-me numa zona onde não conheço nenhum dentista (o que tinha e que me tirou o medo de dentistas era o DR. Osimar – natural do Brasil, mas , infelizmente, ele mudou-se para mais de 200 kms daqui :( … Ou seja tenho que começar do zero e com muito, muito medo … É de louvar que existam sites como os da Ana, onde os profissionais (a Ana) respondem aos mails à velocidade da luz ;) obrigada!

    • Nem TÃO rápido, né Cristina… :) É que você me pegou na hora certa, eu estava justamente respondendo os comentários do blog. Fico feliz em ajudar!

  50. Olá

    De uns meses para cá, minhas antigas restaurações estão caindo, dia desses estava somente degustando uma melancia e foi o suficiente para um dente meu quebrar, ano passado restaurei dois, esse ano restaurei um, e já tenho dois para restaurar. Estou ficando preocupada. O que será que pode estar acontecendo comigo?
    É verdade que pessoas que tomam pouco ou nenhum leite tem menor calcificação nos dentes?
    Obrigada…

    • Rosi, essas restaurações são antigas? Pode ser que elas estejam com infiltração, ou seja, com pequenas desadaptações que deixam passar a saliva e resíduos alimentares, e isso pode levar a cárie por baixo delas. Dessa forma, você não vê a cárie, mas ela vai destruindo a estrutura do dente, e ao mastigar algo que em tese não quebraria um dente, o dente quebra.

      Não, não é verdade que pessoas que tomam pouco leite têm menos cálcio nos dentes. O cálcio é importante nesse sentido quando os dentes estão em formação intra-óssea, ou seja, quando somos crianças. Para pessoas adultas, não há essa relação.

  51. Boa Tarde Dra!!
    Os meus 3 dentes da frente são restaurados e o 4 é um pivô de porcelana. Recentemente fiz essas restaurações tipo “faceta” só que o pivô ficou com a cor bem diferente, conversei com a dentista para refazer o pivô, quase no termino do tratamento me falaram que porcelana com resina não bate a cor… mas em conversa com a dentista ela me disse que iria pesquisar se há um produto que possa mascarar o pivô para tentar chegar na cor dos outros dentes! Minha dúvida é há um produto que pode ser usado no pivô de porcelana para mascarar o dente? Essa foi a opção que a dentista deu antes de refazer o dente!!! O que faço??? Estou super preocupada e desgostosa, pois esteticamente os dentes não ficaram com a cor uniforme, ou pelo menos próxima….!! ME AUXILIE POR FAVOR !!! Dra.
    Desde já agradeço!

    • Soraya, desconheço um produto que haja dessa forma. Realmente, é muito difícil acertar a cor de dois materiais distintos, pois as escalas de cor são diferentes.

  52. Boa noite doutora, é o seguinte fui fazer tratamento do canal no dente pivo, só que a anestesia não ta fucionando em mim, meu dentista disse que meu hormonio parece que não ta aceitando anestesia. O que eu faço agora ? ;s

    • Jhonatas, talvez seu dente esteja um pouco inflamado. Nesses casos a anestesia fica mais difícil de “pegar” mesmo. Seu dentista prescreveu alguma medicação?

  53. Olá, ha 7 anos fiz o canal do meu pré-molar e mês passado esse dente quebrou… um pedacinho. Fui a dentista e ela disse qu deu infiltração e cárie. Ela tirou o material e o dente ficou muito fino. Ela disse que terei que colocar uma prótese. Vou ficar sem parte do meu dente… será que não teria outro jeito? Será que não tem como ela aproveitar essa capa que ainda restou???

    • Jô, certamente sua dentista sugeriu colocar uma prótese porque avaliou que a chance de quebrar, se ela tentar restaurar de forma direta, é grande. E aí o prejuízo pode ser maior.

  54. Oi doutora, meu filho tem dois anos, ele caiu e quebrou o dente, levei ao dentista, a doutora informou que como a quebra foi horizontal desde a raiz não tem como fazer tratamento vai ter que arrancar, não consigo acreditar que meu bebe vai ficar sem dente logo da frente, me confirma se é verdade?

    • Vanessa, se a fratura foi longitudinal mesmo (como você relata), realmente: a estrutura do dente está comprometida, e ele não tem como ser mantido. E eu falo isso com o coração apertado, tenho um filho de 3 anos e sei bem como é… :(

  55. Passou esses aqui, Diclofenaco 50mg & cefalaxina 500mg pra tomar os dois juntos 6 em 6 hrs. To tomando isso ja tem uma semana e nada ainda, pelo jeito não ta fucionando ;s só isso qui ele passo pra eu toma ;s

    • Bom, você está tomando antibiótico, o que deve controlar a infecção. Você está com dor? Notei que não foi prescrito um analgésico, converse com o seu dentista a respeito.

  56. Só doi quando ele vai fazer o canal, fica tudo dormente mas quando ele vai catuca no dente doi demais. O que voce me sugere, assim pra mim tomar pra ver se no dia que eu for não sentir mais dor, e ele fazer logo esse tratamento do canal, algum remédio ?
    Espero que me ajude, que não vejo a hora de fazer logo isso ;s

    • Remédio não ajudaria nesse caso, Jhonatas… tem que ser a anestesia mesmo. Ou o dente está “inflamado” ou é preciso mais anestesia ou mudar a técnica anestésica.

  57. Olá Doutora Ana. To com o meu dente superior, o segundo-pré molar, eu descuidei e foi corroendo por dentro e fez um buraco no meio e ficou dividido uma parte dele de fora quebrou a ai tá no nivel quase da gengiva, o que o dentista pode fazer pra ajeitar ele, o que a senhora acha, tem jeito de colar ele e fazer um enchimento? obrigado.

    • Erick, o tratamento depende de quanto do dente se perdeu. Pode ser necessário apenas uma restauração direta, pode ser preciso uma restauração indireta (uma “pecinha” feita em laboratório que vai colada no dente) ou, até, uma coroa completa. Mas jeito, em princípio, tem.

  58. Olá Doutora Ana. Hoje irei ao dentista e ouvi falar q vou colocar o pino e a coroa hoje. Então… para colocar pino se aplica anestesia ou não? E dói?? Por favor, me ajude respondendo. Obrigado.

    PS: meu dentista esta marcado para às 18:00 da tarde. E agora é 15:38.

    • Luiza, e princípio não há a necessidade de anestesia nem motivo algum pra doer.

  59. Boa tarde
    Dra. Ana

    Coloquei um pivo na frente (pino) ha uns 6 anos que tenho, a cor esta branca, mas em cima no espaco da gengiva esta escuro como se tivesse uma fita preta, não aparece muito, mas qdo sorrio da pra ver, tem como remover isso?

    • Monica, esse pivô é feito de que material? Se for resina, é possível até fazer um reparo. Se for porcelana, é necessário fazer um prótese nova. Mas o IDEAL é remover esse pivô e fazer outro, pois essa parte preta revela uma desadaptação da coroa, o que pode causar problemas gengivais.

      • Dra. é de resina, ele esta com a cor branquinha, mas aparece no espaço a cor escura.
        Muito obrigada.

        • Então dá pra reparar, mas o melhor mesmo (até por ser de um material mais em conta) é fazer uma coroa nova.

  60. Olá Doutora Ana. Aquele dente lá de trás no canto da boca está inflamado. Há necessidade de fazer canal realmente ou não?? Obrigado.

    • Mariana, apenas baseada na sua descrição não tenho como saber. Se o dente dói de forma espontânea (sem que você mastigue alguma coisa em cima ou beba água gelada, por exemplo), há uma boa chance de que precise.

  61. Boa tarde Doutora Ana. Estou com um dente inflamado, aquele bem lá de trás, quando eu vou comer alguma coisa ou beber água (gelada ou morna) dói pra caramba. Mas tem vezes que ele dói sem razão, (quando eu estou dormindo, assistindo TV, etc…) Há necessidade de fazer canal, ou apenas restaurar?!?

    Muito Obrigada.
    Fique com Deus
    Bjs e Abraços

    • Julia, dois sintomas que você relata não são bons: o dente doer de forma espontânea e o dente doer com água morna. Há uma possibilidade de ser caso de canal sim. Mas pra saber, só avaliando você. Procure um dentista.

  62. Nunca fui ao dentista e hoje eu passei a lingua atras do dente da frente e senti como se tivesse rachado. Tem algum perigo de quebrar?
    Se eu procurar algum dentista tem como resolver?

    • Anthony, procure um dentista para verificar o que aconteceu. Se você não bateu esse dente, deve ser apenas impressão sua. Ou há uma cárie. É preciso avaliar.

  63. Ana, estou com um problema, quebrei um dente obiturado, tem conserto? Quebrou ao meio, o lado de dentro ta quase solto, o de fora ta firme o q eu faço?

    • Depende da fratura… se o que se partiu ao meio foi só a coroa, certamente tem conserto. Procure um dentista para avaliar, o tratamento cai depender da quantidade de dente perdido… uma restauração direta, uma restauração indireta (uma “pecinha” que vai colada no dente) ou uma coroa completa.

  64. Ola Ana!! Meu dente quebrou quase todo. Restou so a raiz. Um pouco abaixo da raiz da para colocar pino e coroa? E se der, quanto tempo pode durar? Por favor me ajude, abraços!!!!

    • Ramon, se a raiz estiver viável é possível colocar um pino nela e, encaixada no pino, uma coroa (é preciso tratar o canal, nesse caso). O tempo de duração depende muito do material da coroa, uma coroa de porcelana costuma ser muito mais durável do que uma de resina, por exemplo.

      • Muito obrigado!! Estou muito mais confiante!! bjos!! ^^

  65. Dra, meu dente quebrou quando eu estava dormindo, o que eu faço ?

    • Hulk, procure um dentista pra verificar a extensão dessa fratura e tratar de acordo. Sozinho você não tem o que fazer.

  66. A minha irmã tem 3 anos e meio e caiu, e o dentinho dela saiu inteirinho, quanto tempo ele demora pra nascer de novo ou se da pra ser feito um implante.

    • Thomas, depende do dente. Geralmente quando isso acontece, acontece com os dentes da frente e de cima. Esses dentes nascem lá pelos 7 anos de idade, apenas. Implante, na idade dela, não dá. O ideal é levar a sua irmã num odontopediatra para avaliar!

  67. Ana, quebrei um pré-molar abrindo uma garrafa. Sei que foi besteira. Quebrou um pedacinho da parte de trás. Não aparece mas gostaria de saber se ele se recupera sozinho? Desde já agradeço. Abraços.

    • Fernando, não. Uma vez perdido tecido dentário, ele não se recupera sozinho. Procure um dentista para avaliar, certamente será preciso restaurar esse dente.

  68. Ana, tenho um dente da frente central, que já fiz 3 vezes o tratamento de canal, pois é um dente de raiz muito longa e ainda continua sempre dolorido, não está mole, mas tambem procuro não forçar mordida com este dente, o tratamento do canal foram feitos por dois dentistas diferentes, mas não obtive o sucesso desejado, o que você poderia me aconselhar a fazer, será que este dente não esta fraturado na raiz? Obrigado.

    • Paulo, se o dente não está mole não deve estar fraturado. É preciso entender o porquê do dente continuar doendo. Há alguma lesão na pontinha da raiz, por exemplo? Pode se tratar de uma infecção resistente. Veja esse texto a respeito: http://medodedentista.com.br/2012/06/dente-com-tratamento-de-canal-pode-doer.html

      • Dra. Ana, obrigado pela resposta e o texto em anexo, na questão fissura (bolinha), realmente quando aperto a gengiva referente a este dente doi e tem uma saliencia parecida com uma bolinha, não aparece o pus mas quando apertada com o dedo dai doi.

  69. Ana, meu dente quebrou igual mostra a imagem 2, ali em cima, fui até a dentista, ela colou, mas as vezes quando alguma coisa bate nele, por exemplo, ele cai. Eu ja fiz o canal, e a dentista disse que vai fazer um dente de resina, e quando eu for maior ela vai fazer uma coroa no dente. E depois que fizer essa coroa, vou pode morder com esse dente, ex: maça, doce ?

    • Bruna, com uma coroa seu dente certamente ficaria mais resistente, mas é preciso lembrar que qualquer coroa ou restauração nunca será tão resistente quanto um dente de verdade. Ou seja, sempre que você for morder, é bom que você se lembre disso. Mas não quer dizer que você não possa… é bom, apenas, ter “juízo”. :)

  70. Olá, Dra. Ana
    Minha mãe no começo do ano colocou 3 dentes na frente, não sei qual o tipo de implante que ela fez, sei que o dente toda hora cai, minha mãe vai no consultório e ela cola, o dente ja caiu umas cinco vezes e ela não da uma solução, só diz que minha mãe não pode mais morder com os dentes da frente, é certo ela falar isso, como uma pessoa não vai morder sem os dentes da frente, como comer? Quando o dente cai vejo um pedaço tipo de porcelana, não é como eu tenho que é um pino, é muito fino, tem um que ja quebrou mas ela continua colando, o que a senhora acha o que ela tem que fazer? Me de uma luz, minha mae ja esta de baixo astral com essa situação.

    • Ana Claudia, é preciso lembrar que qualquer coroa ou restauração nunca será tão resistente quanto um dente de verdade. Eu acho que o que a dentista da sua mãe quis dizer é que, sempre que se vai morder, é bom lembrar disso. Esses descolamentos constantes das próteses podem acorrer por vários motivos: desadaptação da peça, inadequação do cimento utilizado, força excessiva sobre a prótese (por isso é bom tomar cuidado) ou um contato prematuro, ou seja, quando a sua mãe morde a próteses “batem” no arco oposto antes do que os dentes naturais, e o primeiro impacto é sempre sobre elas. Nesse caso (e essa é apenas uma teoria, já que eu não tive oportunidade de examinar a sua mãe), é muito comum o deslocamento da peça, e seria necessário um ajuste oclusal que não permitisse mais esse impacto indesejado.

  71. Oiii se um bebê cai e quebra o dente tem que fazer um cirurgia?

    • Margareth, não necessariamente. Geralmente não, mas é preciso avaliar. Leve o bebê a um odontopediatra.

  72. Olá Dr. Ana, tenho um dente (incisivo lateral esquerdo) que é muito pequeno, eu costumo chamá-lo de “micro dente”. Me sinto incomodada ao sorrir, porque da para ver de longe a “janelinha” dele, por ser muito pequeno.
    Qual o verdadeiro nome desse “tipo” de dente e se pode ser feito algo para deixá-lo do tamanho do outro (tamanho normal)?
    Desde já grata!

    • Gessica, isso se chama “dente conóide”, e é um fenômeno relativamente comum em incisivos laterais superiores. Sim, é possível mudar o formato dele com uma restauração, faceta ou coroa, de forma a resolver o problema estético. Procure um dentista especialista em dentística/estética para avaliar.

  73. Ola doutora,

    Há +ou- 10 anos coloquei uma prótese fixa de porcelana superior. Há um mes atrás quebrou na parte superior do dente proximo a gengiva, fui no consultório e a dentista falou que é dificil colar a porcelana que tinha que tirá-la pra enviar ao protético, como vai tirar uma protese com 10 elementos? Ela tentou colar mais já descolou, qual material que “segura” porcelana? Aguardo urgente sua resposta.

    • Sirley, aí tem 2 problemas: remover uma prótese com 10 elementos sem causar dono nenhum à peça é quase impossível; e porcelana só cola em porcelana, ou seja, se for necessário fazer um reparo (o que não é o ideal, mas infim) isso tem que ser feito no laboratório de prótese mesmo, não há como fazer isso diretamente na sua boca.

  74. Bom dia Ana! O meu segundo molar quebrou na lateral interna quando eu estava comendo! O que posso fazer? Será que precisarei implantar um dente? Obrigada desde já.

  75. Bom dia Drª Ana! Tenho uma protese fixa dentaria em porcelana que recentemente se fracturou parcialmente. Será possivel restaurar este dente sem ter de fazer toda uma nova coroa? O dente em causa teve uma ligeira fractura como que “lascado”.
    Muito obrigado.

    • Rui, até é possível tentar um reparo, mas isso teria que ser feito no laboratório de prótese… de forma direta, não dá. Seria preciso remover a coroa sem danificá-la (o que já não é fácil), encaminhá-la para o conserto e recimentá-la.

  76. Dr. Ana, me ajuda estou com um problemão. Quando criança sofri um acidente de bicicleta no dente 11. Foi colocado um pivô, mas recentemente fui ao dentista para verificar e foi constatado uma lesão e fiz um retratamento de canal, mas quando fui encaminhado para a clinica de protese para colocação de coroa, a médica me informou que o meu dente não tinha mais solução, ou seja era melhor extrair e colocar um implante. Decidi procurar um outro dentista que me aconselhou melhor ficar com o meu dente, pois na radiografia não viu nada de grave. Me propôs uma coroa de cerômero e acompanhamento da raiz. E depois constatado nenhum problema uma coroa mas resistente.

    • Paulo, eu sempre sou a favor de salvar o dente. Se o seu dentista acha que dá, eu acho que vale a pena a tentativa.

  77. Olá Dra., estou com dúvida em relação ao meu dente 21, já fiz canal, ou seja, na verdade foi um desgaste com canal para colocação de uma prótese há 15 anos, passado algum tempo troquei a prótese, só que depois que troquei começou uma fístula em cima do dente, o dentista então pediu tomografia e achou que tem uma pequena fratura, mas não sei se me convenceu… atrás do dente, não entendi direito, dentro do canal, e ele me indicou a extração e o implante. O que faço agora? O dente não dói e nem está mole. Aguardo, obrigada.

    • Tania, se há uma fístula é porque deve haver uma infecção. Uma tomografia poderia mostrar sim uma fratura e fraturas de raiz geralmente são caso para extração. Vale a avaliação do seu dentista.

  78. Olá,
    Quebrei o dente da frente há 1 ano e 9 meses, fiz a restauração estética. Nos primeiros dias pós o acidente ele doeu, mas passou. Agora, está sensível. É possível que tenha havido dano à coroa e que seja necessário tratamento de canal? Ou, caso tivesse acontecido, teria aparecido antes, e não quase 2 anos depois?
    Obrigada!

    • Mia, infelizmente é possível sim. Sugiro que você procure um dentista para avaliar, mas a possibilidade de ter que tratar o canal é real.

  79. Dra., há 1 ano fui numa dentista e ela mexeu no meu dente, com 2 semanas a restauração caiu com metade do dente, e agora sinto dores terriveis, fui procurá-la mas ela não atendia mais lá. O que faço, fiquei traumatizada.

    • Célia, procure outro dentista. Até porque, pelo que eu entendi quebrou um pedaço do dente também… é preciso avaliar se o canal foi atingido e restaurar o dente antes que mais dele se quebre.

  80. Dra. no meu caso o meu dente quebrou, o pré molar, primeiro ele quebrou de pedacinho a pedacinho até quebrar todo ele, ele ficou todo ocado por dentro, ficou um buraco, mandei restaurar, mas agora esta com um cheiro fedorento, parece de merda. Eu quero saber o por que.

    • Nixia, o cheiro ruim pode ser porque restos de comida se acumulam dentro do dente e, também, do próprio conteúdo necrosado (o nervo morto) do dente. Procure um dentista pra avaliar.

  81. Olá Dra ! Gostaria da sua opinião, estou agoniada.
    Aos 13 anos (hoje tenho 36 anos), sofri a necrose da raiz do dente (não sei o motivo), e foi feito canal por trás deste dente. Desde então, faço restaurações nele. Mudei de dentista diversas vezes, procurando sempre melhorar este dente. Em algum momento, algum dentista abriu o mesmo na frente o que possivelmente fraturou.
    Resumindo, fazia sempre restaurações para a estética melhorar.
    Nos últimos 2 anos nao estava satisfeita com o trabalho desse dente, pois a cor e a forma nunca estavam perfeitas.
    Por fim, me foi sugerido a coroa de porcelana em metal free, juntamente com um pino de fibra de vidro, mas fui avisada do grande desgaste do dente. Disseram sobre esteticamente ficar melhor, embora minhas antigas facetas de resina nao eram tão feias, mas eu nao estava feliz, e falaram que iria ficar resistente.
    Tomei coragem e fiz. Com muito medo, pois sou “conservadora”. Estou com o provisório. (a ideia de saber que não tenho mais dente natural me deixa apavorada)…
    Dúvidas que estão me deixando agoniada:
    1) O provisório nao será necessariamente o molde do definitivo? Pois nao achei igual o formato, me da a impressão que esse provisório está mais rente;
    2) Quando eu tinha as facetas de resina, tinha uma vida “normal”, nunca abusei de nada, mas também nao “pensava antes de comer”. Quais as chances de queda dessa coroa ? Comida? Mordida? Segundo o dentista ele ficara mais resistente do que era. Será ?
    3) Fiz a coisa certa ou deveria ter insistido nas facetas de resina? Qual sua opinião a respeito.
    Obrigada !!! Desculpe se falei demais. Grande beijo…

    • Daniela, o provisório é diferente da prótese “oficial”, sim, tanto na cor quanto no formato. Quanto a isso, pode ficar tranquila… a qualidade estética de uma coroa metal free nem se compara a de um provisório de resina. Estando bem adaptada, a chance de uma coroa cair é mínima. Eu acho, também, que a coroa é mais resistente que uma restauração direta, como você tinha antes. Mas, claro, nem por isso você vai sair por aí mordendo coisas duras “pra testar”. É uma questão de bom senso, apenas. Eu acho que a solução proposta, embora mais invasiva, é uma boa sim, acho que você vai ficar satisfeita com o resultado.

      • Que bom ler mais uma opinião!!!… Gostei muito desse seu site, achei muito interativo, o que tranquiliza muita gente que esteja em uma situação parecida com a minha… Agradeço sua resposta, fico um pouco mais aliviada, mesmo ainda estando com ‘medo’…(não vejo a hora de terminar esse tratamento…)
        Então, se a coroa que vou colocar, metal free (lembrando que meu dente com canal, foi colocado o pino fibra de vidro) ficará mais resistente do que eu já tinha (faceta de resina), sinal que eu posso comer como antes né?… Claro que sem testes… rs… é isso?… Pois eu tinha uma ‘vida normal’, e to com medo de não ter mais…
        Agradeço muito sua opinião, foi de grande valia para mim!

        • É isso. Você pode comer normalmente, mas sem “testar”. Sabe aquela coisa de “morder bem forte pra ver se a prótese é boa”? Então… evite. Se um dente pode quebrar nessas condições, imagine uma prótese…

          • Olá Dra !!!
            Coloquei hoje o dente ‘oficial’ e realmente fiquei muito satisfeita com a estética. A protética acompanha o processo e qualquer irregularidade, ela muda no ato qualquer divegência, leva o forno, molda o dente, etc.
            Só fiquei incomodada com uma saliência na parte de trás do dente, questionei com o dentista e ele disse que tem que ser mais grosso mesmo para dar resistência.
            Parece uma ‘bola’ mais alta, sei lá, estranho, não consigo falar normalmente, entende? Dá a impressão que minha língua bate nele todo o momento.
            Será que isso passa?… rs… Eu irei me acostumar?
            Ou o dente (coroa) teria que ter sido feito na curvatura normal do dente? (parte de trás)?
            Como fiz hoje, to meio ‘estranha’, porém estéticamente ficou perfeito.
            Só gostaria da sua opinião.
            Beijos e obrigada mais uma vez!

          • Daniela, isso que você relata é muito comum. Realmente, a prótese costuma ser mais “grossa” que o dente natural, então causa essa estranheza que você relata quando a língua toca na coroa. Mas fique sossegada, você certamente vai se acostumar fácil. ;)

          • Obrigada por responder!… mas será que não podia fazer um “desgaste” no local mesmo, para amenizar essa saliência?
            Tá incomodando, não sei, me dá a impressão que tenho algo na boca… Minha língua não fica parada, e toda vez fico “lembrando” desse dente.

          • Não acho uma boa ideia, Daniela. Um desgaste poderia estragar a sua prótese ou deixá-la mais frágil.

          • Olá Dra ,
            Desculpe amola-la tanto, mas as suas opiniões estão sempre me confortando.
            Mas estou com mais uma dúvida com relação a essa saliência.
            Tem a necessidade de ser tão mais espesso?
            Não poderia seguir a anatomia do dente?
            Tem mesmo essa necessidade? Ou não?
            Obrigada sempre pela sua atenção!

          • Tem, Daniela. E não é tão saliente assim… é que a nossa língua tem uma propriocepção muito apurada, ou seja, o que visualmente é uma salienciazinha, a língua sente como um relevo enorme. Sério mesmo… “desencane” e seja feliz. Quanto mais você se preocupar com isso, maior fica a saliência. ;)

          • E mais… Falei com o dentista, e o mesmo disse que se eu não me adaptar, que ele “baixaria” a saliência o mínimo e que depois ele daria uma polida e que apenas iria diminuir um pouco a resistência. Disse pra eu ficar tranquila, que ele daria uma polida depois de baixar, e que o máximo era diminuir a resistência do mesmo. Estou com medo, não estou confortável, parece que tenho algo dentro da boca, mas fico insegura, mesmo ele sendo especialista nisso. Vc acha que tinha necessidade de ser espesso? Ou poderia seguir um pouco mais a anatomia do dente?
            E, após eu falar com ele, vc acha que tem algum risco de piorar, caso ele venha desgastar minimamente e polir?
            Qual sua opinião?
            Desculpa tanta amolação, mas fico mais tranquila!

          • O protético confecciona a prótese levando em conta, além da anatomia do dente, o tipo de material da prótese. Se ela é mais espessa, certamente há um motivo pra isso, pois qual a vantagem se fazê-la assim se não houvesse uma razão? Eu acho ela tem a espessura que deveria ter, dado o material de que foi feita. Desgastar é uma opção, mas eu acho arriscado (e certamente não deixaria você, ainda, satisfeita).

    • Olá Daniela. Td bem? Eu li os seus relatos e o meu dentista tb me aconselhou a colocar o pino e tal… mas queria te perguntar umas coisinhas: você já se acostumou com a mudança do dente? Ficou melhor esteticamente? É mais resistente mesmo? Dá pra notar que ele não é natural? Você teve que mexer na estética dos demais dentes por causa dele? Obrigada! Abraço :)

  82. Olá Ana, meu dente, o penúltimo inferior do lado direito, quebrou ontem, sexta-feira, na parte acima da gengiva um pedaço na lateral (uma ‘fatia’) guardei o pedaço quebrado, como e por quanto tempo ele pode esperar para ser colado, já que é fim-de-semana. Pode me passar seu contato por email? Grata.

    Por volta da 1 da manhã de hoje fará 24 horas que ele quebrou. Como conservá-lo e quanto tempo pode esperar? Obrigada. Se não puder passar seu contato me indique alguém bom e não muito caro por gentileza. Obrigada.

    • Cris, dependendo do caso esse pedaço nem pode ser colado… e por ser um dente posterior, é bem provável que não possa, mesmo. Geralmente só se colam fragmentos em dentes anteriores. De qualquer forma, guarde o fragmento pra mostrar para o dentista, num recipiente com água ou leite. Eu atendo em Curitiba-PR apenas, você está onde?

  83. Bom dia Dra. Ana!

    O meu dente da frente trincou, creio que devido a um choque térmico, pois eu havia ingerido um alimento quente e depois tomei líquido gelado. O dente está trincado no meio, e o tamanho da rachadura se estende por todo o dente. A rachadura é vertical, e, ao que parece, a parte de trás do dente não foi afetada. O que fazer neste caso? Será que uma restauração resolveria? Fiquei chateado com a situação, pois sempre esperei o dente “esfriar”, após consumir algo quente, para depois tomar gelado, mas devido a um único descuido isso aconteceu… Grato, e parabéns pelo blog!

    • Valter, se for apenas uma trinca de esmalte, não é necessária qualquer intervenção, a não ser que essa trinca esteja causando sensibilidade dentinária. Esse tipo de trinca é relativamente comum.

  84. Dra. Ana, ha muito tempo levei uma pancada no dente da frente e depois tratei o canal, e ele ficou muito escuro, e fiz a reconstrução com resina mesmo, agora depois de alguns anos que fui fazer o clareamento interno, foi feito o clareamento por 30 minutos e foi a primeira seção, mas estou com muita dor no dente que clareou, o dentista viu de novo o raio x e não tem certeza de que ele esteja trincado, e disse que se estiver não posso continuar com as seções, pois mataria minha raiz!!! Essa dor seria isso mesmo do acido ter atingido a raiz?? Ela corre algum risco?? Se isso aconteceu qual seria o melhor procedimento a ser feito? A dor poderia ser pq o acido machucou a gengiva e a dor irradia pro dente?? Se for so dor das gengivas melhor, ai aguento, quero muito meu dente branco de volta!!!! obrigado…

    • Simone, se o seu dente tem o canal tratado não faz sentido que ele doa por causa do clareamento interno (aliás, nem seria possível fazer um clareamento interno se o canal não estivesse tratado). Portanto, a sua dor deve ser na gengiva.

  85. Doutora, vi em um dos casos que vc disse que não teria problemas continuar ou fazer o clareamento interno mesmo com o dente trincado!! So teria que ter mais alguns cuidados!! No meu caso, se estiver trincado, posso continuar?? Que cuidados seriam esses?? Pois meu dentista descarta completamente o hipótese de irmos para a segunda seção se ele estiver trincado, diz que mata a raiz!!! Quero muito continuar, pois meu dente clareou já bastante so com a primeira seção!!! Não tenho dinheiro para fazer coroa e colocar pino como talvez ele queira fazer!!! Não quero fazer algo tão radical assim sem necessidade !!! Por favor, me ajude!!!! obrigadooooo

    • Se o seu dentista descarta completamente continuar com o clareamento interno, é preciso confiar na avaliação dele. Ele examinou você, conhece o seu caso e tem muito mais dados que eu pra opinar.

  86. Ai doutora, pior que o dentista não conhece nao meu caso, falei pra ele o que falei pra doutora!!! Doutora, ele é do meu convenio e so o conheci ontem :( ele tirou um raio x depois disse pelo que viu no raio x que o meu canal tinha sido bem feitinho e estava perfeito!!! Ele limpou meu dente que tinha caido a resina em baixo (dentões da frente) tirou restos de comida que tinham entrado pois fazia 5 dias que tinha caido a resina, ele limpou bem, depois tirou uma carie que tinha dado por ter ficado exposto, depois ele colocou algo bem lá em cima por dentro do dente e disse que tinha que secar durante 15 minutos, depois que secou (acho que um tampão??) ele aplicou algo na minha gengiva (disse que era pra proteger) e depois aplicou o clareador dentro do meu dente!!! Fiquei com o clareador por 30 minutos e não senti quase nada, na verdade um leve ardor, mas muito pouco!!! Depois ele tirou o clareador e lavou bastante dentro do meu dente!!! Secou após e colocou acho que um curativo de algodão, e disse que seria assim até a última seção, ai sim ele iria restaurar internamente com resina e também restaurar a partezinha quebrada em baixo, pois ontem so fechou com massinha branca mesmo!!!! Fui para casa e coisa de 1 hora depois eu nao estava aguentando de dor, liguei para ele e ele disse que nao era normal doer, voltei lá, ele disse que talvez o outro dentista enxergou no raio x um risco que se parecia com um trincado (mas não deu certeza) mas, se fosse, talvez o clareador tivesse por esse trincado atingido a raiz do dente e ai sim seria motivo da dor que eu sentia (o trincado era na vertical do dente), ele disse que se for comfirmado o trincado no dente não poderei prosseguir com as outras seções do clareamento, pois poderia matar minha raiz!!! Ele me receitou bochechos com agua morna e sal e nimesulida por 3 dias de 12 em 12, mas nem tomei só fiz os bochechos, dipirona e 2 comprimidos de cataflan, hoje acordei sem dor nenhuma, apenas com sensibilidade nas gengivas, muito muito pouca (reflexo da dor de ontem), semana que vem voltarei lá para ver se é possivel continuar, ele disse que dependerá do resultado do novo raio x, se estiver trincado o dente não poderei continuar. Gostaria de saber da doutora se mesmo que estiver esse trincado na vertical (pequeno) tem alguma tecnica que pode ser acrescentada e continuar com o clareamento interno, sem que ele afete e mate a raiz do dente?? Obrigado pela resposta anterior doutora, mas quero muito continuar o clareamento, e se eu tiver a opção de faze-lo mesmo com ele trincado, tomando alguns cuidados, e sem ter o risco de estar ou ter afetado minha raiz, gostaria de continuar!!! Existe esta tecnica???
    Doutora me lembrei, o dentista disse também que o clareador tinha penetrado pela gengiva e atingido o trincado e assim conseguido atingir a raiz!!! Minha dor por estar sem ela hoje, acho que foi realmente a gengiva, pois deu até aftas no local, e acredito que era uma nevralgia grande!!! Se o dente estiver trincado mesmo e o clareador atingiu pelas gengivas a minha raiz, existe algum precedimento que não deixe isso acontecer?? Ou não tem nada a ver??
    Obrigado.

    • Simone, a técnica é essa que você descreveu, não existem variações que evitem que o gel atinja sua raiz. Se você teve dor, não é prudente tentar novamente. Talvez seja hora de pensar numa faceta, uma restauração estética que cubra toda a parte da frente do dente.

  87. Que bom que achei onde desabafar. Meu dente (o de duas raizes) quebrou quando eu comia uma pipoca. Ao chegar no dentista ele constatou que era uma fratura grande de coroa, ou seja, resta pouca coisa acima da raiz. Ele disse que dava pra fazer a restauração colocando os dois pinos e o nucleo e depois a coroa. Fiquei feliz, pois odeio a ideia de ter que extrair, etc. Durante o tratamento ele disse que precisava fazer uma cirurgia periodôntica para aumento da coroa clínica, isso fora do orçamento que ele me deu e que eu já até paguei. Aí começou o meu dilema, pois o colega que ele indicou diz que faz e me cobrou um preço quatro vezes além da tabela, que eu conheço. Procurei outros periodontistas e a maioria deles diz que não vai valer a pena restaurar pois meu dente já está condenado e claro todos sugerem o implante, e se interessam muito e até se oferecem para implantar. Voltei ao meu dentista e contei o que se passava e ele então me disse que realmente o meu dente está muito comprometido, mas que a decisão era MINHA e se eu quiser ele também pode fazer o meu implante. Então não estou confiando mais nele, e o pior é que eu já tinha pago (com cartão) todo o tratamento que ainda não fiz, pois pra fazê-lo dependo do periodontista. Me ajude, estou desesperada. Estou praticamente sendo obrigada a fazer qualquer um desses procedimentos com ele para não perder o dinheiro que já paguei. Espero uma opinião. Obrigada.

    • Vilma, eu acho que se você perdeu a confiança no seu dentista, o relacionamento fica comprometido. Por outro lado, se for possível fazer o aumento de coroa e uma restauração indireta, eu acho que vale a pena sim! “Muito comprometido” não significa condenado, e manter o dente costuma ser o melhor (e o mais barato). Concordo: a decisão é sua. Mas considere que as opiniões que você foi buscar são de dentistas que trabalham com implantes, então a tendência desses dentistas é de propor soluções as quais eles dominam melhor (não tem nada a ver com “desonestidade” ou ganância, mas é natural esse tipo de comportamento). Enfim, se o dente fosse meu, eu tentaria manter… mas quem decide é você.

  88. Dra. Ana, o meu dente pré-molar quebrou de pedacinho a pedacinho e ele ficou todo ocado, eu fui no dentista, ela tirou um raio x e disse que não precisava fazer canal, e ela restaurou o meu dente, com dois meses depois o meu dente quebrou ao lado, tipo uma infiltração, sendo que o meu dente ao lado ficou com cor escura (negra), com o seu conhecimento na área o que vc diz que esta acontecendo e que devo fazer, pois tenho medo de perder o meu dente.

    • Nixia, o escurecimento do dente pode ser causado por necrose (quando o nervo morre), por uma mancha ou por uma cárie. Pode ser que uma restauração direta não seja a melhor opção para o seu dente, pois muito tecido dele já foi perdido. Nesse caso, talvez seja hora de pensar numa restauração indireta (veja aqui sobre o assunto: http://medodedentista.com.br/2011/11/restauracoes-indiretas-inlays-onlays-overlays.html ) ou numa coroa.

  89. Hello!
    Uma dúvida: só é possível saber se a raiz ainda é viável para uma coroa protética com raio X? Se já tenho uma coroa e a raiz infeccionou, a única alternativa seria o implante?
    No aguardo.
    Very Thank’s.

    • Priscila, geralmente é uma análise conjunta da radiografia e do estado clínico da raiz. Se a raiz não for mais viável (“infeccionada” é relativo, pois talvez seja uma infecção reversível), as soluções possíveis são a prótese fixa, a prótese removível ou o implante.

  90. Olá! Sempre fui muito preocupada com meus dentes, mas parece que meus medos me bloqueiam… eles são muitos amarelados devido a tetraciclina usada quando tive algumas pneumonias na infancia, além disso eles tem “degraus” que foram preenchidos com resina, vou regularmente ao dentista e ele me disse que um clareamento a laser não seria o ideal, ja que muitos dentes da frente tem essas resinas e o clareamento dura em media um ano e meio… sobre facetas de porcelana tenho medo de desgastar, quebrar… gerar alguma infiltração e complicar mais, acontece que a cor deles me incomoda muito… e num dos dentes tem tbm um trinco apenas no meio… tenho medo que possa ser algo serio tenho muita sensibilidade nesse dente e nos outros tbm… pode ser grave? E tenho cáries demais… faço todo dia a limpeza mais adequada que devo e toda vez que volto ao dentista tem uma nova que sempre eu vejo e mostro, são sempre entre os dentes… até parece que não uso fio dental…
    E tbm queria saber (é a última dúvida rsrsrs) se é normal que a resina manche tão rápido? A amanhã vou ao dentista e gostaria de estar bem informada. Obrigada!

    • Leila, a faceta provavelmente é a solução mais indicada para adequar a cor dos seus dentes. Sim, é mais invasiva, necessita de desgastes, mas seus dentes não vão ficar mais frágeis por causa disso. Trincas são problemas comuns, também. É bom sempre ficar de olho e procurar não colocar força excessiva sobre o dente trincado… questão de bom senso. Converse com o seu dentista sobre o uso do fio dental, porque por mais que você o utilize regularmente, pode ser que a técnica não seja adequada. O manchamento da resina depende muito dos hábitos de higiene e alimentação do paciente, para alguns pacientes a resina mancha mais rápido, mesmo.

  91. Bom dia Ana! Meu dente da frente teve uma média fratura da coroa, e fiz o canal. Hoje ele é meio escuro, e os outros dentes da frente são bem claros. Por mais que minha dentista coloque resina clara nao fica nem perto da cor natural. Ja fiz clareamento interno a laser. Qual outro tratamento eu poderia fazer? Obrigada.

    • Nathany, talvez seja hora de pensar em fazer uma faceta indireta, que é uma pecinha feita em laboratório de prótese que é cimentada e cobre toda a parte da frente do dente. Para um melhor resultado estético, sugiro porcelana.

  92. Boa tarde, restaurei meu dente ja faz 1 mes mas ele esta sensivel, quando mastigo ele doi, morro de medo de dentista, devo fazer o que DRA.? Esqueci de falar, quebrou uma ponta, restaurou, depois quebrou quase inteiro, ai ela obturou, disse que nao precisava fazer canal, restaurou, mas agora ele esta sensivel, quando mastigo doi, fica aquela dorzinha chata, o que devo fazer, procurar outro dentista?

    • Marcio, já que já se passou 1 mês, seria interessante que a sua dentista reavaliasse o seu dente pra verificar a causa da sensibilidade, não creio haver a necessidade de procurar outro dentista. Mas ainda há possibilidade desse sintoma desaparecer de forma espontânea.

  93. Dra. Ana, meus dentes andam muito sensiveis, ja fui no dentista e ela disse que era normal, que tinha que usar um pasta de dentes sensiveis, já usei de todas as marcas que vc imaginar, mas não adiantou, e a noite doi muito todos os dentes, e parece que estão todo moles, não sei mais o que fazer…

    • Pri, como assim “parece que estão todos moles”? Você tem recessões gengivais? Procure um dentista especialista em periodontia pra avaliar, pode ser que haja algum problema na sua gengiva, o que está expondo parte das raízes dos seus dentes e dando essa sensibilidade.

  94. Olá! Primeiro queria falar que gostei muito do teu blog, segundo: tenho duas perguntas!
    1) Tenho nos meus dois dentes da frente trincas (acho q é daquelas que ocorrem por mudança de temperatura brusca). O que vc acha? Precisa de tratamento? (faz anos q tenho isso)
    2) No início do ano estava brincando com amigos e com uma pedra pontiaguda… a parte com ponta pegou bem em um dos dentes que já tinha a trinca q falei antes… Nao quebrou “para noossa alegria”, mas trincou “para minha tristeza”, e nao fui a dentista nenhum (ja q naum senti tanta dor e ela logo passou), será q essa trinca pode cair? Tem tratamento(s)? Se sim qual(is)

    Muito obrigado desde já!

    • Obrigada, Gedaias. :)

      1) Os seus dentes doem? Trincas de esmalte podem trazer sensibilidade… mas, se não for o caso, não querer qualquer tratamento.

      2) Você apenas trincou o dente ou ocorreu uma fratura e um perdeu-se um pedaço do dente? Se foi só a trinca e você não sente dor, em princípio também não há necessidade de tratamento.

  95. Obrigado por me responder! :)

    Meus dentes nao doem… Só tenho uma leve sensibilidade que considero “normal”.
    E na segunda questao, o dente só trincou mesmo, nao quebrou.

    Me aliviou muito a sua ajuda! ;)

  96. Doutora, recentemente fiz um canal em um dos dentes da frente, só que a restauração atrás do dente ficou branca como se fosse gesso, é normal ficar dessa cor ou essa restauração tinha que ficar da cor do dente???

    • Manoela, eu creio que essa restauração que você possui foi feita com material provisório, uma “massinha” usada pra esses casos, até que se faça a restauração definitiva (uma resina que fica da cor do dente).

  97. Dra., boa tarde, há meados 8 meses realizei a substituição da amalgama por resina em um dente arcada de cima, localizado na lateral direita, penultimo dente (desculpa não saber descrever o nome do dente. Sou engenheiro rss) com finalidade de estética, ao abrir o dente, foi constatado cárie profunda (não sentia dor/sensibilidade), foi removida a cárie e colocado ionomero de vidro. Após o período em epígrafe, comecei a sentir sensibilidade leves com o quente/frio (em caráter eventual). Novamente o dente foi aberto, imenso buraco retirando ainda um pouco de cárie que restou e fui encaminhado para realização de canal. Realizado com sucesso, na qual foi restaurado com ionomero de vidro novamente. Mas após 2 semanas, estou sentindo sensibilidade de dor ao tocar o dente, a comer… como se fosse uma “dor reflexo”, notando o dente parece que o mesmo está com as laterais “rachadas” e essa sensibilidade ser por entrada de ar pela rachadura. Fui informado que esse dente poderia quebrar por causa do buraco ser grande (ficou como uma parede com 4 lados e no meio vazio, sem estrutura). Existe algum metodo que posso reestruturar esse dente para eu não perdê-lo? Outra dúvida… se não sentia dor e tinha cárie nesse dente, posso ter cárie em outros sem saber que estao restaurados, o que posso fazer para saber? Radiografia ou qual exame periodico? Há tecnologia para isso?

    Desde já agradeço a atenção e presteza… Desejo-te um Feliz Natal e uma Excelente Passagem de Ano, com muita Paz, Amor e Sucesso !!!

    Clereston Lima Silva
    Cubatão-SP

    • Clereston, é comum que o dente fique um pouco sensível ao toque (ou à mordida) logo após um tratamento de canal. Mas esse é um incômodo passageiro, que diminui de forma gradual. Se o seu dente tem as 4 paredes, ele tem bastante estrutura ainda… uma restauração adesiva (em resina) daria conta do recado. Se você está inseguro por cauda das “rachaduras”, é possível, também, fazer uma restauração indireta (uma pecinha feita em laboratório que é cimentada ao dente e devolve sua forma e função) que envolva cúspides, de forma a oferecer maior resistência (veja aqui a respeito: http://medodedentista.com.br/2011/11/restauracoes-indiretas-inlays-onlays-overlays.html )

      O exame de imagem mais indicado para a investigação de cáries são as radiografias interproximais. Elas são intrabucais e feitas no próprio consultório, pelo dentista.

      Um Feliz Natal é um ótimo Ano Novo pra você também! :)

  98. Ola Dra! Meus dentes da frente estão moles por causa de uma pancada muito forte. Fui em um hospital e fizeram esplintagem, gostaria de saber se meus dentes ainda têm riscos de cair?

    • Agnes, depende da pancada e de quão moles eles estão. É preciso verificar, também, se há a necessidade de tratar o canal de algum desses dentes. Mas, de forma geral, a tendência é desses dentes ficarem firmes de volta. Aí é importante reavaliar.

  99. Olá,

    Estou com uma mancha preta entre o dente e a gengiva, seria alguma coisa séria?

    Aguardo resposta.

    • Rogiel, apenas pela sua descrição não tenho como ter certeza do que se trata. Pode ser apenas uma mancha, pode ser tártaro e pode ser cárie. Em quaisquer desses casos, eu não diria que é sério… mas é importante procurar um dentista pra avaliar e tratar (se necessário).

  100. Dra, quebrei a terça parte do meu segundo molar inferior esquerdo. Era um dente com uma obturação grande, mas não fiz canal. Não sinto dor. A senhora acha que o dentista vai indicar tratamento de canal?

  101. Olá Dra. Quebrei meu dente superior que fica depois do canino, está um buraquinho, entre o canino e o começo do outro dente, não muito grande mas sinto a gengiva quando como algo com esse dente, só percebi após mastigar um chiclete e o chiclete atingir a gengiva, não sinto dores muito fortes, apenas um incômodo quando algum alimento encosta na gengiva do buraquinho. Será que vou precisar de canal? Tenho muito medo. Ou será que apenas a resina pode resolver meu problema? Vou no dentista em breve.

    • Clara, pela sua descrição parece que o canal não foi atingido na fratura… nesse caso, não haveria necessidade de tratá-lo, apenas restaurar. Mas pra ter certeza, procure um dentista pra avaliar.

  102. Doutora Ana,
    Minha filha quebrou um pedacinho do dente (imagem 1) e não consegui encontrá-lo para colar. Levei ao dentista e ele disse que fará restauração com pino para ficar mais resistente. Minha dúvida: Para colocar esse pino ele vai mexer no canal sem necessidade? Ou há algum tipo de pino que não afeta e/ou utiliza o canal? Obrigada!

    • Laura, se fosse mesmo uma fratura pequena, não seria necessário nem tratar o canal nem colocar pino… pois pra colocar um pino, será necessário, sim, tratar o canal. Eu não diria que seria um tratamento de canal “sem necessidade”, já que a necessidade está exatamente em encaixar o pino. Enfim, eu acho que a fratura deve ser a do tipo 2 (na imagem), possivelmente o canal tenha sido afetado ou o dentista julga que, pela fratura estar muito próxima do canal, sua filha tenha grandes chances de sentir dor sem endodontia. Vale aí a avaliação profissional.

  103. Boa noite, há cerca de dois meses coloquei um pivô no dente da frente, estou mto preocupada, pois tenho sentindo mau cheio, quando ainda estava com o provisorio, percebi o msm mau cheio, reclamei com o meu dentista, e ele falou que com o permanente não ocorreria isso, gostaria de saber pq isso esta acontecendo, pois irei retornar ao consultorio. Grata.

    • Renata, provavelmente sua prótese não está bem adaptada, o que propicia a entrada de resíduos alimentares “por baixo” dela, por isso o mau cheiro. É preciso que seu dentista reavalie isso e busque uma forma de eliminar o problema.

  104. Olá, Doutora
    Bom, acabei de conhecer seu blog, e foi porque estou precisando de ajuda mesmo, nunca tive problema com os dentes, mas no sábado a noite, levei uma queda e bati meu dente direito da frente superior e acabou quebrando, está entre média e pequena fratura da coroa, estou muito assustado pq uma das coisas q eu mais gosto em mim é o sorriso, minha preocupação é como vai ficar a estética do dente e a resistência, se eu vou poder ter uma vida normal, vou lhe falar o q os dentistas perguntaram quando fui hj, eles perguntaram se na hora e se agora doi, eu disse q não, mas visitando vários dentistas alguns pediram q o melhor era fazer um raio x e ver se não tem nenhuma fratura interna, pq se houvesse seria necessário fazer canal, só q o q estou mais preocupado mesmo é a estética e a resistência mesmo, pq sou jovem ainda e estou desesperado, tbm queria saber qual material é indicado pro meu caso, resina mesmo, ou existe outro procedimento ou material q me daria mais conforto em relação á estética e a resistência? Vou aguardar sua resposta! Parabêns pelo seu blog!

    • Jeferson, sendo uma fratura do tamanho que você relata, creio que uma restauração direta em resina seja suficiente. Claro, existem outras variáveis a serem consideradas, seus hábitos, a estrutura remanescente do seu dente, etc.. Em termos de estética, uma restauração bem feita e com a cor adequada é capaz de resolver o problema muito bem! A resistência de uma restauração direta, porém, costuma ser menor do que a de uma faceta, por exemplo. Mas uma faceta exige o desgaste da parte da frente do seu dente, e um procedimento mais invasivo.

  105. Olá Ana, há seis anos quebrei meu dente da frente, ocorreu uma média fratura de coroa, fiz canal e o dentista conseguiu restaurar meu dente. Não sinto nada desde este incidente, porém, de alguns anos para cá notei que a “cor” dele mudou e ficou de outra cor. Qual a solução que você me indica para que todo o dente fique com um branco uniforme?

    • Hamilton, primeiramente eu tentaria um clareamento interno (veja aqui como funciona: http://medodedentista.com.br/2011/08/clareamento-em-dente-com-tratamento-de-canal.html ). Se a cor alcançada for satisfatória, substitui-se a restauração e pronto. Caso a cor após o clareamento não atinja a dos outros dentes, a solução seria fazer uma faceta, que é uma restauração (direta ou indireta) que cobre toda a face da frente do dente (e como a cor pode ser escolhida, bastaria fazê-la da cor dos outros dentes).

  106. Oi, gostaria de saber qual especialista e qual procedimento deve ser feito no caso de fratura no meio da raiz? Desde já obrigado.

    • Cleison, nesse caso o prognóstico é bem ruim, ou seja, costuma ser caso para extração. Dessa forma, você pode procurar um clínico geral, um dentista que trabalhe com cirurgia oral menor ou um especialista em cirurgia bucomaxilofacial.

      • Caso eu tente preservar esse dente sem extração, quais as complicações, e se optar por fazer esplintagem qual o especialista mais indicado e em média quanto custa? Muito obrigado por ter respondido.

        • Jose, a complicação mais séria é de não dar certo e você realmente ter que extrair o dente. Sugiro que você procure um dentista especialista em endodontia (tratamento de canal) pra avaliar. Ele poderá esclarecer com relação a valores, também.

  107. O meu dente quebrou, tenho medo de dentista, o que eu faço?

    • Gabrielle, taí uma coisa que você não tem como resolver sozinha: você vai ter que procurar um dentista. É possível que, após a avaliação, o dentista até diga que não é nada tão sério e que pode ser resolvido facilmente… então, vale a pena fazer um exame pra saber o que realmente aconteceu e como tratar. E examinar não dói nada, não é mesmo?

  108. Oi Ana, boa noite. Eu restaurei com resina dois dentes da frente que estavam quebrados; acontece que eu não gostei muito do resultado não. Eu sinto um pouco de saliência nele quando eu passo a lingua e o material é meio opaco e olhando bem de perto, da pra perceber que não é do dente. Será que tem algum material melhor pra deixar mais igual? O dentista falou também que eu to com cárie em dois dentes e vou ter que remove-las e colocar resina nesses dois dentes também. Esse procedimento será mesmo necessário? Desde já agradeço!

    • Mateus, a opção mais estética, nesse caso, são as facetas em porcelana. É feito um preparo (desgaste) na parte da frente dos dentes e sobre eles é aplicada, então, a faceta, que é uma pecinha protética muito fina e que oferece uma estética muito mais próxima do que seria um dente real. Mas, dependendo da habilidade do dentista, resinas diretas podem oferecer um resultado excelente também, talvez seja o caso de você consultar um dentista especialista em estética (dentística). Quanto aos dentes cariados: sim, se há cárie é preciso remover, e as cavidades terão que ser preenchidas com algum material odontológico. Atualmente, o material de escolha costuma ser a resina composta.

      • Boa noite Ana. Como faço pra encontrar um especialista aqui no Rio de Janeiro? Qualquer clinica desses planos tem um especialista desses? E quanto a resina que eu já coloquei, o especialista tira ela pra colocar uma melhor? Existe resina que pareça com o dente; digo assim ao passar a lingua por exemplo? Porque essa resina esta me incomodando. Muito obrigado pela sua atenção!

        • Dentística é uma especialidade bem comum, certamente no Rio de Janeiro há muitos dentistas que trabalham especificamente com estética. Sim, o dentista vai remover essa resina e colocar outra. É como eu disse, dependendo do domínio que o dentista tiver da técnica, a restauração fica indistinguível do dente natural, o resultado estético pode ser excelente.

          • Boa tarde Ana. Eu não digo só na estetica, mas na minha percepção também, porque quando eu passo a lingua na resina atual, eu sinto ela meio mole; é como que tivesse uma pelugem nela, tipo uma pelezinha. Eu queria saber se tem resina que fique dura como o dente, sem aquele aspecto de massinha? Mais uma vez muito obrigado pela atenção e me desculpe pelo transtorno.

          • Provavelmente essa textura a que você se refere é apenas falta de polimento, aí a resina fica áspera. Com o polimento adequado, ela fica bem lisinha, como o dente natural.

          • Boa noite Ana!
            Desculpe incomoda-la mais uma vez, é que eu procurei um especialista em dentistica estetica como me recomendou, mas só a consulta é R$ 280,00. Eu achei muito caro, e é só a consulta. Tenho medo de pagar a consulta e depois não ter condiçoes de realizar o procedimento por ser muito caro, já que a consulta tem esse valor. Um especialista nessa aréa cobra tudo isso mesmo? Será que vale a pena?

          • Especialistas geralmente cobram caro, sim… mas confesso que, pelo valor, eu acho que esse meu colega deve ser “O” especialista :P . Enfim, eu recomendo sempre um especialista pelo motivo mais óbvio: a chance do paciente ficar satisfeito é muito maior (ainda mais em se tratando de estética). Mas tem muito dentista que não é especialista e realiza trabalhos lindíssimos, também. Acho que é questão de encontrar um profissional que atenda a relação custo-benefício que combine com você.

  109. Oi, eu quebrei uma parte pequena do meu dente, não dói porém por motivo de estética gostaria de saber se da para restaurar a parte do dente que quebrou, eu não tenho a parte do dente que quebrou e gostaria de saber se da para fazer algo. E se depois que arrumar fica normal ou da para perceber que esta com o dente restaurado.

    Obrigado pela atenção e aguardo uma resposta .

    • Dá pra restaurar sim, Luan. Não há necessidade de ter o pedaço que quebrou, principalmente se foi uma fratura pequena. E sim, o resultado estético é muito bom, fica como se fosse dente mesmo. Uma pessoa leiga (que não é dentista) certamente não perceberia que se trata de uma restauração.

  110. Achei excelente o site! Parabéns pelo trabalho, este tema para mim foi muito esclarecedor.

    • :)

  111. Bom dia doutora, tudo bem? Parabéns pelo blog e pelos esclarecimentos nele apresentados! Pois bem, uso uma prótese que é removivel nos três dentes da frente, e isso tem dificultado muito a minha vida pessoal e profissional. Como os implantes não têm preços acessiveis, uma prótese fixa melhoraria a estética?

    • Melhoraria sim, Cristiano! Sem dúvida. A prótese fixa é bem mais estética que a prótese removível, e mais “em conta” que o implante + prótese sobre implante.

  112. Boa tarde,

    Tenho um dente que ha muito precisava fazer tratamento de canal e eu não fiz, essa semana o dente se rachou ao meio e chegando ao dentista ela me informou que não havia como salvar o dente pois rachou até a raiz e que neste caso não é possivel nem a colocação de um pivot, que somente implante, isso condiz com a realidade ou existe outra maneira, lembrando que trata-se apenas de um dente inferior dos fundos, mas não quero ficar sem dente, você pode me ajudar com essa duvida ?

    • Josiana, se a fratura atingiu a raiz do dente, realmente o caso deve ser para extração. As soluções para substituir esse dente seriam, agora, ou o implante, ou uma prótese fixa ou uma prótese removível.

      • Gostaria de colocar protese, mas eles disseram que não é possivel colocar protese só o implante, é possivél isso ??? Queria colocar um pivot sei lá algo que fosse permanente mas que não fosse implante.

        • Como eu mencionei anteriormente, o implante é UMA das opções. Se você quer algo fixo é possível fazer uma ponte fixa, que se apoiaria nos dentes ao lado do dente extraído.

  113. Bom dia Ana,
    Minha filha fraturou a incisal dos incisivos superiores e um deles foi restaurado com resina. Mas em menos de dois dias após a restauração o dentinho dela se tornou amarelinho. O que pode ter acontecido?

    • Ana Cláudia, geralmente alteração da cor do dente tem a ver com problema de canal. Ela sente dor? Sensibilidade? Seria bom o dentista reavaliar pra ter certeza que está tudo ok.

  114. DOUTORA ANA: OLHA, EU COLOQUEI UMA COROA E AGORA ESTA DANDO MAU CHEIRO. JA FUI AO DENTISTA, E ELE TIROU E COLOCOU NOVAMENTE, ELE DISSE QUE O PRODUTO QUE ELE TAVA USANDO ERA MUITO INFERIOR E POR ISSO TAVA DANDO INFILTRAÇAO. MAS ELE TROCOU E POS OUTRO E NAO RESOLVEU. O QUE VC ME DIRIA SOBRE ISSO?

    • Selma, ele fez uma coroa nova ou consertou a antiga? Dependendo do material usado na primeira, não há como melhorar a adaptação da peça de forma satisfatória. Ou seja: o ideal é fazer uma nova que esteja perfeitamente adaptada à raiz do seu dente, sem espaços que possam juntar resíduos alimentares. O material, em si, vai interferir mais na duração da coroa, não na adaptação.

      • Bom dia! Olha, ele trocou a coroa e o material, mas mesmo assim por mais que escove e passe o fio dental ainda dá mau cheiro, horrivel essa situaçao… eu tou quase trocando de dentista?

        • Geralmente esse mau cheiro é provocado por uma má adaptação da coroa, mas é difícil dizer sem examinar você. O que o seu dentista diz, a nova coroa está bem adaptada?

  115. Olá Ana, boa tarde .

    Eu fiz uma obturação no dente que trincou ao meio e começou a provar dores na gengiva e no dente, caso não tenha ido até a raiz o que seria indicado a ser feito ?? Implante também ?? Um lado do dente está firme mais do outro lado sinto como se estivesse mole .

    Existe algum modo de colar ou juntar um dente ?

    Atenciosamente,

    Verônica

    • Verônica, se não houve fratura na raiz (só na coroa), seria necessário restaurar o seu dente. O tipo de restauração depende de quanto do dente se quebrou (uma restauração direta, indireta ou até uma coroa). Se for um dente de trás, não é possível “colar” esse pedaço de dente, pois a força que esses dentes recebem é muito grande e o dente não aguentaria. Já se for um dente da frente, é até possível colar o fragmento.

  116. Boa Tarde, Dra. Ana.

    Há pouco menos de um mês eu caí de cara e quebrei o dente da frente (parecido com a fratura média de coroa). Passei em um dentista de pronto socorro e ele retirou meu nervinho que havia ficado um pouquinho exposto e fez uma restauração em resina (temporária). O mesmo pediu para que eu procurasse meu dentista imediatamente e foi isso que fiz. Quando fui no meu dentista tirei uma panorâmica e ele disse que não afetou meu canal, mas como o nervo foi retirado precisei fazer tratamento de canal. Correu tudo bem, não sinto dor, mas optei por trocar a restauração temporária após o uso do aparelho ortodôntico (que aliás foi orientação do meu dentista) fiz a coisa certa? Mesmo porque o meu dentista afirmou que essa restauração temporária está muito bem presa (só a cor que não é a correta, mas td bem). Só que o dente da frente ao lado do quebrado está muito sensível ao gelado, às vezes melhora porque estou usando creme dental especifico para sensibilidade, mas tem vezes que dói DEMAIS. Isso é normal por causa da pancada que foi muito forte? Esse dente corre o risco de cair (o sensível)? Ou demora mesmo pra passar essa sensibilidade ao gelado? O uso do creme dental especifico realmente ajuda? O meu dentista disse que a pancada não afetou mais nada, ele observou na panorâmica e afirmou.
    Desde já agradeço pela atenção.

    • Ingridy, primeiramente, ao examinar um dente aberto para canal (que não fui eu que abri) não há como afirmar se havia necessidade de tratar o canal ou não. A fratura pode não ter atingido o canal, mas a pancada, em si, pode. Eu acho que você fez bem sim em manter essa restauração até o término do tratamento de canal, considerando que ela está bem feita. Não acho que o seu dente sensível vá cair, e a tendência é a sensibilidade diminuir. Mas é importante acompanhar o caso, inclusive com radiografias, por algum tempo… seu dentista certamente fará isso. Sim, o uso de creme dental para dentes sensíveis pode ajudar.

  117. O canal doi… explique por favor o que e coroa e pino.

  118. Obrigada Dra. Ana.

    Então, referente a radiografia que eu havia feito, o dentista disse que a pancada (por sorte) não afetou mesmo. Muito obrigada pelo seu esclarecimento.

    Só mais uma dúvida, depois que eu trocar a restauração pela definitiva ainda que em resina, terei vida normal? Quer dizer, maçã já sei que nem vou chegar perto, hahahahaha. Mas ainda conseguirei morder com esse dente?

    Obrigada novamente e parabéns pelo seu blog, ele é muito bom!

    • Com certeza, você vai pode usar o seu dente normalmente. Mas é aquela história… se dentes, que são muito mais resistentes que restaurações, às vezes quebram, é bom ter bom senso quando se tem um dente anterior restaurado. Juízo é sempre bom, mas não precisa ficar com medo de morder as coisas. ;)

  119. O meu dente quebrou, mas eu tenho medo d ir ao dentista… Tem como eu reparar meu dente em ksa…?

    • Cristiano, infelizmente não tem não. Você vai ter que procurar um dentista, até pra avaliar se houve algum dano mais grave ao seu dente. Não tenha medo, o dentista só quer ajudar você.

  120. Ah, ok! Hahahahaha.

    Muito obrigada, Dra. Ana.

    Até mais ;)

  121. Oi doutora,
    Primeiro quero assim como a grande maioria, parabenizar o seu trabalho aqui nesse site, eu o conheci no começo do mês quando quebrei o dente da frente e fiz algumas perguntas em relação a restauração, etc., fiz uma restauração direta com resina, assim como vc falou e o resultado ficou perfeito, nem de perto eu consigo perceber a restauração, isso pq o dentista era especialista em estética, então resolvi passar aqui só pra compartilhar q estou bem mais relaxado do q antes e feliz com o resultado, e tbm pra agradecer e mais uma vez parabenizar seu trabalho, q ajuda e muito essas pessoas q passam e infelizmente vão passar por esses problemas como eu, obg :)

    • Obrigada por voltar pra contar, Jeferson. Fico feliz em ter ajudado de alguma forma. :)

  122. Quebrei um dente numa mordida e fui ao dentista para fazer uma coroa. Ele abriu, fez o canal e foi medir a profundidado do pino. Na radiografia parecia haver uma pequena linha que sugeria fratura. Ele me encaminhou para fazer tomografia. Caso seja uma fratura, mesmo pequena, vc acha q tenho de extrair e fazer o implante ou posso arriscar fazer a coroa assim mesmo e ver quanto tempo dura? O resultado só sai na terça e estou ansiosa qto as possibilidades. Obrigada.

    • Siram, se estiver fraturado mesmo, creio que não vale a pena fazer a coroa. Aí seria caso pra extração e posterior implante (ou outra solução protética).

  123. Oi Dra Ana.

    Há dois anos não vou ao dentista, não por medo mas por outros motivos, já que a minha cidade é pequena e todos os dentistas não dão certo, sempre fico insatisfeita, enfim, tenho um dente com grande obturação, sobrando só os quatro lado do dente (4 pontas) no meio só tem obturação, então, há um mês um pedacinho da obturação saiu, mas hoje quando acordei, fui enxaguar a boca e uma parte do dente arrancou até na parte da gengiva, bem fundo mesmo, resumindo o dente estava oco (podre) por dentro e não sabia, será que tem como fazer canal?
    Por favor me ajude com sua experiencia.
    Desde já agradeço.

    • Vanessa, é preciso avaliar pra ver se há necessidade de fazer canal. Às vezes nem é o caso, mesmo que falte um “pedação” do dente pode ser que o canal não tenha sido afetado. Mas pela sua descrição me parece que, se for o caso, é possível fazer o canal, sim. Mas é importante que em seguida seja resolvida a parte restauradora, ou seja, será preciso restaurar esse dente. O tipo de restauração depende da destruição do dente (e pelo seu relato creio que uma restauração direta não “dê conta”, deve ser preciso uma restauração indireta – uma pecinha feita em laboratório de prótese e colada no dente – ou até uma coroa completa). Procure um dentista pra avaliar.

  124. Bom saber q existem boas dentistas como vc e principalmente boa pessoa. Eu tinha os dois dentes da frente (em cima) quebrados bem na pontinha, coisa mínima mas q me incomodava. Hj fui numa dentista pra restaurar, ela foi super grossa e fria cmg, estava de mau humor, deixei ela fazer o procedimento e quando levantei da cadeira me dei conta q ela havia desgastado a parte de cima de um dos meu dentes e tacou resina. Questionei e ela me respondeu q fez isso pra segurar melhor a resina q ela colocou na pontinha do meu dente. Nunca tinha visto dentista desgastar dente sem necessidade… fiquei tão revoltada q simplesmente fui embora chorando pra casa…. q procedimento devo fazer? Ficou bem áspero em cima do dente onde ela desgastou. Meu marido ficou abismado, parece q fez de maldade, absurdo mesmo…

    • Lorena, me parece que ela precisou fazer algum tipo de retenção. Se o pedacinho quebrado era MUITO pequeno, a restauração provavelmente não ia durar mesmo. A incisal desses dentes (a parte que morde) é muito exigida, restaurações muito pequenas, nessa região, acabam não tendo a resistência necessária. Mas claro, nada justifica o “mau humor” e a falta de cortesia. Se havia necessidade de retenção adicional (desgaste), o ideal seria que ela tivesse alertado você… dessa forma, talvez você até desistisse de realizar o procedimento. A aspereza que você sente pode ser melhorada com um polimento, o que geralmente é feito depois de 24 horas da restauração confeccionada.

  125. Drª Ana,

    Tive problemas em um dente e tive que fazer canal, não acabei o tratamento de canal e esse dente acabou quebrando a coroa, em uma fratura que eu diria ser total da coroa, ainda não fui a um dentista, logo não sei o estado da raiz do meu dente, caso a raiz esteja “aproveitável” é possível uma intervenção estética de forma que eu não precise fazer um implante dentário?

    • É possível sim, Mateus. Nesse caso, seria preciso colocar um pino (núcleo) encaixado na raiz do deu dente e, sobre ele, uma coroa protética completa.

  126. Ola, comecei a fazer um tratamento para colocar pivo no dente da frente, no ultimo estagio que estou com a coroa ja estou com o canal feito, faltava so o pivo definitivo, na ultima seção de canal sofri um pouco, ai fiquei com medo de voltar ao dentista, minha pergunta é: tem algum problema se eu demorar a ir novamente ao dentista? Posso mesmo sem querer danificar ou perder a raiz do meu dente? Com a colocação do pivo fica fixo como um dente normal ou terei que ter cautela?
    Aproveitando quero perguntar, meu filho de 4 anos ja pode fazer algo para deixar os dente mais fortes e sem manchas, pois percebo q nao esta 100% branco. Obrigada.

    • Leticia, em que condições está esse dente? Está fechado? Se sim, é até possível postergar a colocação do pivô. Mas não vejo motivo pra isso… é um procedimento indolor. Após a colocação da prótese você vai poder comer normalmente, mas bom senso nunca é demais… se dentes naturais se quebram, imagine pivôs! Quanto ao seu filho, nenhum dente é 100% branco… o que vocês podem e devem fazer é manter a higienização em dia, isso é tudo do que ele precisa pra ter dentes saudáveis.

  127. Dra. Ana, tenho bastante medo de ir ao dentista desde criança, esses dias quebrei um dente lá de trás, tenho um dente que esta apenas com um pequeno pedaço tbm, pra consertá-lo, ainda dá pra recuperá-los? Obrigado.

    • Leonardo, depende do quanto de tecido dentário se perdeu nessas duas fraturas. Mas se pelo menos a raiz desses dentes for viável, é possível tratar os canais e colocar um pino e uma coroa em cada um, aí não será preciso extraí-los.

  128. Olá Ana Tokus, primeiramente quero dizer que achei voce linda… e estou com um probleminha em 3 dentes superiores, ontem jogando futebol um amigo deu uma cabeçada em meus dentes, pegou 7 pontos na cabeça dele, mas nem sangue saiu dos meus dentes, quando cheguei em casa, ainda nao sentindo os dentes, observei que estava saindo um pouco de sangue do dente de coelho e da face, mas o sangramento logo parou, depois de eu ter tomado muita agua gelada hoje pela manha observei que tinha uma especie de trinca proxima a gengiva, uma listra fininha esbranquiçada, e ainda nao sinto os dentes envolvidos, é como se estivessem anestesiados :( o q devo fazer?

    • Dannyllo, obrigada. :)

      Sugiro que você procure um dentista pra avaliar. Pode não ter acontecido absolutamente nada com os seus dentes, e até esse trinca ser algo que não traga prejuízo pra você. Por outro lado, pode ser que a sensação de “dentes anestesiados” que você relata seja sinal de que os canais desses dentes foram atingidos, e aí seria preciso tratar esses canais. A trinca, sendo só de esmalte, é algo que no máximo vai trazer sensibilidade dentária. Mas se ela for mais profunda, pode até inviabilizar que o seu dente seja mantido. Em resumo: é essencial que você procure um dentista pra fazer um exame clínico e uma radiografia, pra compreender a extensão dos danos causados (se é que há danos).

  129. Doutora, gostaria de saber quais as causas e o tratamento dos dentes permanentes de uma criança de nove anos, com agenesia parcial do esmalte?

    • Raquel, seria uma “hipoplasia de esmalte” ou uma “agenesia” (falta de) algum dente? Não sei se eu entendi o que quer dizer a expressão que você usou… você leu isso em algum lugar ou um dentista disse isso pra você? Se você puder me esclarecer, fica mais fácil de eu te ajudar, são 2 coisas bem diferentes.

  130. Então Doutora, eu entendi que seria a falta de esmalte em alguns dentes ou a má formação do mesmo.
    Foi a pergunta feita por um professor de faculdade, não achei em nenhum livro que conheço.

    • Raquel, então ele deve ter se referido à hipoplasia de esmalte (que é quando o esmalte dos dentes se forma, mas de um jeito “defeituoso”) ou à amelogênese imperfeita (quando o esmalte dos dentes simplesmente não se forma). Nos dos casos, o tratamento costuma ser protético, porque não há uma forma de recuperar o esmalte dos dentes, já que o problema que causou essas condições ocorreu ainda na fase de formação do tecido dentário. Quando se trata de uma criança, seria preciso aguardar que todos os dentes permanentes nascessem pra intervir.

  131. Boa tarde Dra Ana, tenho dois dentes que estão totalmente estragados, praticamente só o caco, as vezes fica inflamado e cria pus, o q devo fazer?

    • Leonardo, procurar um dentista JÁ pra avaliar as condições reais desses dentes. Se as raízes deles estiverem viáveis, é possível tratar os canais e colocar pino + prótese. Se não, a opção é extraí-los. De uma forma ou de outra, a provável infecção que existe no local seria controlada, o que é um grande benefício pra você e para o seu organismo como um todo.

  132. Ana, gostaria de tirar uma dúvida com você. Há 2 anos coloquei uma faceta de porcelana nos dois dentes da frente devido a perda parcial do dente em uma queda. Porém, no momento de “colar” a faceta a cola “tingia” a cor do dente e ele ficava com um cor diferente das dos outros dentes. Colei 2 vezes a faceta de porcelana, doi muitooo para tirar. Mas a raiz fica de outra cor sempre. Qual deve ser a solução do meu problema? Pensei em lentes de contato de porcelana nos demais dentes para ficar todos iguais. Será o caso?

    Grata, Maiara.

    • Maiara, taí uma das coisas mais difíceis de se acertar em caso de facetas: a cor. Sem contar a translucidez, que geralmente é a maior responsável por essas diferenças de cor que são observadas (por causa da passagem da luz). Enfim, se você acha que a estética dos outros dentes merece uma melhora, as lentes de contato podem ser uma boa. Mas se não, bastaria acertar a cor/translucidez das suas facetas. Seria bom que o técnico do laboratório de prótese estivesse presente na consulta durante a escolha da cor, até pra verificar quaisquer outros detalhes que possam influenciar no resultado final.

  133. Dra Ana, caso eu faça esse procedimento, ficaria muito caro?

    • Não sei dizer Leonardo, depende muito de que procedimentos serão necessário MESMO, do material com que serão feitas as próteses, da cidade onde você mora… de um monte de coisas. Varia muito, por isso é preciso um dentista avaliar clinicamente, mesmo.

  134. Dra Ana, tenho vários dentes estragados e perdi os dois da frente, como eu tenho pressão alta tenho medo de arrancá-los, tem como colocar os dois da frente uma protese, sem precisar arrancar os outros?

    • Marcela, em princípio tem sim… cada dente é um caso em separado. Mas você não precisa ter medo de extrair dentes por ter pressão alta, o que você precisa é tratar a pressão alta, assim ela estará controlada no momento do atendimento do dentista (e, se não estiver, o próprio dentista não vai atendê-la). Caso você ainda não tenha procurado um médico pra tratar, sugiro que o faça.

  135. Dra Ana, quando fizer uma avaliação completa e o dentista falar que ficou tanto e não tiver condições de pagar, tanto parcelado quanto a vista posso ir consertando os dentes de um por um, ou seja por etapas? Na maioria dos dentistas, eles parcelam em quais formas de pagamento?

    • Leonardo, dá sim! Eu acho isso uma boa, até. Pode-se escolher os dentes com maior prioridade e ir tratando aos poucos, segundo as suas condições em pagar. O que não dá é ter que tratar um canal e querer começar pelo clareamento, né?! Tem que se priorizar o que é importante, mesmo. Quanto ao pagamento, a maioria dos dentistas parcela sim, geralmente no cartão de crédito. Mas muitos aceitam cheque, também. E se for em dinheiro, deve haver um bom desconto… ;) Enfim, é questão de você conversar com o seu dentista e combinar.

  136. Oi, estou com os quatro dentes da frente quebrados pela metade, cai numa escada, bati a boca, quero saber se tem que restaurar eles ou o que devo fazer corretamente pra ter meus dentes de volta, isso ta ficando dificil pra mim, muito obrigado !

    • Daniel, dá pra restaurar, sim! E você não deve ficar com eles quebrados, tanto pela questão estética quanto funcional (eles quebrados, não servem pra morder). Voc6e precisa procurar um dentista pra avaliar… dependendo do tamanho das fraturas, ele vai recomendar o melhor tipo de restauração.

  137. Meus dentes é todo quebrado, o que eu faço, meus colegas riem de mim.

    • Larissa, é preciso procurar um dentista. O que for possível fazer pra recuperar os seus dentes, ele fará. Às vezes as pessoas acham que não tem mais jeito, que os dentes estão “estragados demais” e que o jeito é arrancar… mas na maioria das vezes tem solução, sim. Não fique sofrendo, procure ajuda.

  138. Olá doutora…
    Quero colocar coroa de porcelana em meus 4 dentes anteriores, é possível fazê-los sem precisar fazer canal?

    No aguardo.
    Grata.

    • Sim, Priscila. Não é obrigatório tratar o canal pra se colocar uma coroa, o preparo do dente pode ser feito sem o tratamento de canal. A necessidade depende mais da avaliação do dentista, pois sem o tratamento de canal o dente pode apresentar sensibilidade (mesmo que passageira). Mas talvez você nem precise de coroas completas, é possível que facetas (restaurações que cobrem apenas a parte da frente dos dentes) já tragam um resultado estético excelente, e elas podem ser feitas em porcelana, também.

  139. Boa noite, Ana!
    Gostaria de saber a respeito das facetas de porcelana. Em dentes quebrados fica um buraco atrás? Foi me informado que ela só cobre a frente do dente! É seguro? Da pra viver a vida toda com ela? E é preciso mesmo desgastar o dente?
    Desde já, obrigado!

    • Mateus, em caso de dentes quebrados a faceta vai cobrir a parte quebrada também, ou será feita uma restauração prévia em resina e, sobre ela, o preparo da faceta. Sim, facetas são restaurações estéticas bastante seguras, mas, como qualquer restauração, será preciso uma certa “manutenção”. Qualquer material restaurador deteriora com o tempo e pigmenta (a resina mais do que a porcelana, por exemplo). Nem sempre é necessário desgastar o dente, atualmente existem opções bem finas, chamadas popularmente de “lentes de contato” que, dependendo do caso, dispensam qualquer preparo (desgaste) do dente.

  140. Bom dia Dra. Ana, meu filho de 8 anos deu uma pancada em uma porta de vidro ontem, quebrando os dois dentes da frente, um parece com a figura da pequena fratura, e o outro da média fratura. Ele cortou o lábio inferior com a pancada, sentiu dolorido, mas não reclama de dores nos dentes. Como ele está com o dentista que o acompanha marcado para o dia 14/02, preferi aguardar do que levá-lo à emergencia odontólogica. Conseguimos pegar os pedaços dos dentes, a minha dúvida é pela idade dele ser de 8 anos e 7 meses, e os dentes já serem definitivos, se com esta idade é possível restaurar, caso haja a necessidade. E se devo levá-lo logo a emergencia ou dá para aguardar estes 2 dias até a consulta com o dentista de confiança dele. Desde já, obrigada.

    • Marcelle, se ele não reclama de dor e nem os dentes estão moles, dá pra aguardar a consulta, sim. Nessa idade é possível restaurar os dentes normalmente, mas se o fragmento da fratura menor for muito pequeno, nem vale a pena colar, é melhor restaurar com resina direto. No caso da fratura maior, o fragmento pode ser colado, sim. Guarde esses fragmentos num recipiente com água.

      • Obrigada pelos esclarecimentos !!! Muito bom o seu blog.

  141. Dra., quebrei os dois dentes da frente em uma queda, um foi um pequeno pedaço e o outro foi tipo uma media fratura, mas não expos o nervo, mas esta quase exposto, vou ter que fazer o canal ? Ou tem alguma forma de fazer só a restauração ? Desde já agradeço !

    • Dra. os meus dentes não estão doendo, mas quando passo a lingua no mais quebrado sinto a sensação desconfortante, fui na emergencia e o dr. disse que o nervo estava quase exposto, como é feriado de carnaval vou ter que esperar até quinta, estou aperriado e preocupado, pois não queria fazer o canal pra não escurecer meu dente e sem contar que só vou poder restaurar o msm depois do canal tratado e dura semana e trabalho com minha imagem, estar na rua com os dentes quebrados nem pensar, o que faço ?

      • Ernanes, não é o canal em si que escurece o dente… nem todo dente com canal tratado escurece. Não tem jeito, você precisa restaurar os seus dentes. Mesmo que você tenha eventualmente que tratar o canal de um deles, dá pra restaurar, pelo menos provisoriamente, antes.

    • Ernanes, em princípio, só é necessário restaurar. Seria necessário tratar o canal se houvesse muita dor ou sensibilidade. Depende de como o seu dente “reagir” ao trauma.

  142. Boa noite,

    Meu problema é o seguinte: fiz um canal ano passado no 46. A dentista nao retirou todo o dente, ainda sobrou parte do dente original. Fiz a restauração e tudo mais, certinho. Entao ha 2 semanas estava comendo pipoca e um pedaço desse dente quebrou, apenas uma lasquinha, mas como ficava arranhando fui ver a dentista, ela disse que isso poderia acontecer pois o dente que sobrou era muito frágil. Enfim, ela fez uma restauração simples (tipo de obturação) e pronto e lá se foram $60,00. Ok. E hoje 2 semanas depois, estava comendo um biscoito e pronto, outro pedaço quebrou. Mas dessa vez nao incomoda como o outro. Posso deixar pra consertar esse depois? E outra, estou com medo de comer do lado do dente, isso vai ser algo constante agora, meu dente vai ficar quebrando até nao sobrar mais?

  143. Queria saber assim, eu nunca liguei pra dentes, ai tipo tenho 4 dentes estragados com buracos, mas tipo ainda tem o redor do dente, ta so o buraco no meio, e o 5 ta ficando uma bolinha preta e começando a querer furar, isso tem jeito ainda ou eu tenho que arrancar os 5 ? São todos lá atras, tipo meus dentes na frente são lindos, mas eu queria poder bocejar sem ter vergonha e sem olhar se tem alguem olhando, morro de vergonha disso, tem como ajeitar ou so arrancando ?

    • João, tem jeito de ajeitar, sim! Pela sua descrição, não vejo motivo pra extrair, mas você tem que procurar um dentista pra avaliar. Em princípio, é só remover as cáries e restaurar os seus dentes.

  144. Olá Dra. Meu filho de 11 anos sofreu um acidente hj e quebrou os 2 dentes da frente. Guardamos os pedacinhos e levamos para dentista. A radiografia mostrou q não houve fratura da raiz.
    Acredito que 1/3 do dente quebrou. Pedi opinião de 2 profissionais e o primeiro disse para esperar 10 dias para restaurar pq os dentes estão sensíveis e a gengiva machucada o outro disse que daria pra fazer imediatamente. E agora? Qual o problema de esperar? Realmente existe risco de mexer nos dentes moles e c/ a gengiva machucada? Obrigada.

    • Michela, realmente… se os dentes estão sensíveis, talvez seja melhor aguardar, por uma questão de conforto para o seu filho. Ainda, pode ser que seja preciso tratar o canal (não dá pra saber ainda, depende de como o organismo do seu filho vai reagir nos próximos dias) aí, nesse caso, seria necessário mexer de novo nessas restaurações. Então, se ele não estiver muito incomodado com a parte estética, eu aguardaria um pouco.

  145. Olá Dra, tenho duas dúvidas, gostaria de saber, por minha raiz do dente ser um pouco escura altera na cor da coroa de emax no dente da frente, se optar por colocar faceta no outro dente, eles ficarão iguaizinhos? E é garantido fazer faceta sem perder o dente?

    • Cassia, se a cor da faceta for escolhida corretamente, esse dente vai ficar igual aos demais, sim. A confecção da faceta, em si, não traz risco para o seu dente.

  146. Olá Ana, meus dentes estão quebrando lasquinhas facilmente, pode ser falta de cálcio?

    • Não de forma direta, Dinah. Mas pode ser que os seus dentes estejam perdendo conteúdo mineral pela ingestão de alimentos/bebidas muito ácidos, por exemplo. Isso deixa o esmalte mais poroso e mais propenso a “lascar”, como você descreve.

  147. Olá, preciso de uma ajuda, estou fazendo pela segunda vez um retratamento de canal, porém este dente quebrou a metade, então preciso de um pino e uma coroa né? E qual o tipo de coroa, resina ou porcelana?

    • Cintia, se quebrou metade provavelmente o melhor – e a solução mais resistente – é fazer uma coroa, mesmo. A coroa de porcelana é mais bonita e mais durável, mas você pode fazer de resina, também. A de resina você terá que trocar antes, mas ela é bem mais barata… ou seja: depende do $$$ que você pode e pretende gastar. Se você puder, faça a de porcelana.

  148. Dra.
    To com um problema, não sei se é meu dente ou o problema é o dentista, tenho um leve quebrado no meu dente da frente, o dentista fez a restauração, ele me avisou logo após terminar que talvez cairia a massinha, e caiu, retornei no msm e fiz outra restauração e voltou a cair, não sei o q fazer, vc pode dar uma dica?
    Abraços, tenha um bom dia.

    • Luis, quando a restauração é muito pequena, considerando que o local da sua restauração é muito exigido na mastigação, é bem comum ela cair. Nesse caso, uma opção é desgastar um pouco o dente e aumentar a área restaurada, pra uma melhor fixação.

  149. Ooo doutora, euu quandoo tinha uns 11 anos se n me engano o meu dente da frente quebrou um pedacinho ao cair de boca na rua, queria saber se tem conserto… Obrigado.

    • Tem sim, Santiago… basta restaurar com uma resina da cor do dente. Procure um dentista pra avaliar.

  150. Prezada Dra. Ana, obrigado pelo artigo. Ajudou um pai angustiado.
    Ontem meu filho quebrou o dente exatamente como indicado na figura um do artigo (pequena fratura da coroa). Ele tem 7 anos. Esse é um dos poucos dentes permanentes dele.

    Nesse caso a restauração é indicada? Ou pela idade precoce, melhor esperar uma fase adolescente, ou mais adulta?
    Como a situação ocorreu no final de semana, somente na segunda iremos ao dentista avaliar o problema. Mas te agradeço uma ajuda sobre o caso. Obrigado.

    p.s. infelizmente perdemos o pedaço quebrado.

    • Kleiton, o dente pode ser restaurado já, não há necessidade de aguardar. E se foi um pedaço pequeno talvez a colagem do fragmento nem fosse viável… a restauração em resina pode trazer um resultado estético excelente.

  151. Minha coroa caiu, tem como colocar de novo uma nova coroa, meu caso é uma grande fratura.

    • Gislene, se boa parte da coroa do seu dente se perdeu, a solução é fazer uma coroa protética (o que as pessoas chamam de “pivô” ou “jaqueta”). Geralmente o que se faz é tratar o canal, colocar um pino encaixado na raiz e, sobre o pino, uma prótese fixa.

  152. Olá…
    Gostaria de esclarecer uma dúvida: ano passado fui ao dentista, e ele colocou um pino e um dente provisório, pois o que era meu já estava bastante comprometido. Quero saber se uma vez com o pino é possível colocar um dente de cerâmica ou terei que fazer implante…

    Agradecida.

    • É possível sim, Priscila. O material da coroa você pode escolher, dentro das opções que o seu dentista vai dar.

  153. Olá Dra. Ana! Estou com um problema. Esta semana eu fui comer uma coxa de frango – deliciosa, diga-se de passagem – e acabei mordendo o osso e consequentemente quebrei o meu dente canino por trás, e houve uma fratura no meio do dente e ele esta mole! Gostaria de saber qual o procedimento necessário para o meu caso, levando em conta as imagens – nos links abaixo – para senhora analisar.

    Imagem 1:
    http://images.orkut.com/orkut/photos/QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82tmzf3qS2AquTP0MWHlz3f8G-F0f1n9n0FhzRv95791npt-I6Gg2yX2YjmM723R3V3HkCN3_7eZsuzrxRP8_rjTAJtU9VCJSRibbSIEcAdehCsEe8uVbS9D0g.jpg

    Imagem 2:
    http://images.orkut.com/orkut/photos/QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82vKg2MsE550tbqg-aFiDYDFAJCdjpi5HsgBANOoh7NKsMAzHdVQI7aW0H9JVYH503msnvbHWpRUDZI3HgpULYkiAJtU9VC_Vh-iY-L5kpS8RmHYVPViZHtEDA.jpg

    Imagem 3: http://images.orkut.com/orkut/photos/QAAAANRlf6MMq5AAvIWIqEJyzTFk1zW7aTD1T8T_nSyek8R8EBKwzHdvLpJAn2m-yQtIyOZNpI-mpuJoQHvUdbw7Y2UAm1T1UISK3Q0lthijJWa_Qwr8FNaiZztX.jpg

    Atenciosamente, Maikson Gomes.
    Aguardo respostas…

    • Maikson, considerando o tipo de fratura, me parece que você devia ter uma cárie nesse dente e, com a força que o dente sofreu ao morder o osso, o esmalte dele não suportou e cedeu. Acontece. Pelas fotos, se não houve envolvimento do canal, seria necessário apenas remover qualquer resíduo da cárie e restaurar o dente com uma resina, o que seria suficiente para devolver a função e a estética. Procure um dentista pra avaliar, mas acho que a solução não é complicada (nem cara) não.

  154. Olá Dra. Ana,
    Ontem a coroa do meu primeiro pré-molar esquerdo quebrou, o dente ficou cortando um pouco minha lingua, mas chegando ao dentista ele arredondou os cantos e agora está tudo bem, mas ele quer por outra coroa, mas acho que não há necessidade pois não tenho com isso problema fisiológico e nem estético com este dente, o mesmo já tinha sido feito canal e esta coroa durou sete anos. A Sra. realmente acha que tem necessidade de se fazer outra coroa, mesmo eu tendo muito cuidado com a minha arcada fazendo sempre assepsia com escova e fio dental? Repito, não estou tendo incômodo nenhum com isso, nem estético e nem fisiológico, a minha mastigação continua perfeita.

    • Eufrazio, você está sem coroa nenhuma no momento? Ou quebrou “um pedacinho” apenas dela? O ideal, realmente, seria fazer uma coroa nova, que reproduzisse a anatomia de um dente natural (o que deve ter se perdido com a quebra). Mas se estivermos falando de uma fratura realmente pequena, é até possível manter assim. Claro, isso não impede que num futuro próximo essa coroa tenha que ser substituída.

  155. Olá, estou desconfiada que minha dentista quebrou uma parte do meu dente ao fazer retratamento de canal, porque eu estou com uma lesão. Agora ela viu que a raiz do meu dente é fina e que não tem como colocar pino, somente restauração. E a mesma disse que provavelmente o dente pode sofrer fratura ao comer alimentos muito sólidos.

    O dentista só sabe se a raiz do dente é fina quando faz a desobturação, ou seja, não tem como ver isso antes no raio-x ou tomografia? Qual é a melhor opção pra esse dente, é melhor mantê-lo ou extraí-lo?

    • Amanda, onde está a lesão? Fraturas dentárias não levam, necessariamente, a esse tipo de coisa, a não ser que seja uma fratura com envolvimento direto da raiz, o que, provavelmente, levaria à necessidade de extração.

      Pela radiografia dá pra saber se a raiz do dente é fina ou não. Mas, ao se desobturar, é inevitável se remover um pouco de tecido dentário, o que pode deixar as paredes do dente mais finas. Eu acho que, se um dente ainda é viável, deve ser mantido.

      • Desculpe-me, formulei mal o texto. A dentista fez retratamento de canal porque se tratava de uma lesão na raiz do dente. Após pouco tempo do primeiro tratamento de canal, recolocaram aparelho ortodôntico, no que movimentou o dente resultando a pequena lesão. Foi o que a dentista me disse. Enfim, havia necessidade de fazer retratamento de canal por causa da lesão?

        Além disso, estou achando que ela quebrou uma parte da coroa do meu dente (nº 46). Tenho medo de fraturá-lo após a finalização desse retratamento e a situação piorar. Até porque a mesma disse que não tem como colocar pino, pelo fato da raiz estar muito fina. O que devo fazer?

        • Se havia uma lesão periapical prévia, o comum é retratar o canal, mesmo. A lesão nada mais é que uma “bolsinha” que se forma na ponta da raiz, representando uma tentativa do organismo de se defender, pra que uma infecção no nervo do dente fique “por lá” mesmo e não atinja outros tecidos. Se a possível fratura se limita à coroa, tudo fica mais fácil… é apenas uma questão de restaurar (independentemente de usar pino ou não, até pra evitar que essa fratura fique maior).

  156. Meu dente quebrou no formato diagonal eu já tinha feito um tratamento antes, mas não foi bem feito, mas mesmo assim ele ainda estava em ótimo estado, mas agora estou com medo de perder ele, mas tem jeito, doutora?

    • Levi, como explico no texto, a maioria dos casos de fratura dentária não levam à extração. É questão de avaliar e ver que comprometimento a fratura trouxe ao dente. Se foi uma fratura apenas de coroa, certamente há solução, que pode ser uma restauração direta, indireta ou uma coroa. Depende da avaliação do dentista e da quantidade de tecido dentário perdido.

  157. Dra Ana, muito obrigada por me responder e tirar minhas dúvidas.
    Agradeço muito!

  158. Ola, eu coloquei facetas em dezembro de 2012 nos quatro incisivos superiores, os incisivos centrais já tinham sido restaurados ao meio dos dentes, os laterais estavam bons, passado uns dias apos a colocaçao, ao fazer a higienizaçao diaria, passando a fita dental notei que ela passa entre a faceta e a gengiva (por baixo da faceta encostado ao meu dente), deitando mau cheiro, to notando também que os meus incisivos centrais na zona do restauro (na parte interior) estao a ficar com mancha preta, parece-me que é carie. Isto nao me pareçe ser normal, tenho medo de ter gasto tanto dinheiro e no fim ter que tirar as facetas porque o meu dente está a ficar com carie.?!!! Obrigada.

    • Anabela, se houver alguma desadaptação entra a faceta e o dente (e parece que há, dado o mau cheiro ao passar a fita dental e o seu relato de escurecimento da união do dente com a faceta) pode levar à cárie no futuro. Talvez ainda não seja o caso, mas é importante que seu dentista reavalie o caso, muitas vezes é questão apenas de um ajuste.

  159. Olá Dra. Ana, estou sim sem coroa alguma, ela se foi com um pouco do dente, aliás estou com a metade do meu pré molar, sem com isso afetar a mastigação.

    • Então eu acho importante fazer uma nova coroa, Eufrazio. Isso porque a sua gengiva provavelmente vai “crescer” e invadir o espaço protético e, o dia que você quiser colocar uma coroa, será preciso fazer uma cirurgia pra remover o excesso de gengiva. Nem que você não faça uma coroa de material caro, faça uma provisória! Já ajuda bastante.

  160. Oi Ana,
    Estou em duvida sobre o melhor tratamento que devo fazer. Estou fora do pais e serei tratada por um dentista Americano ou Chines. Meu segundo molar (ultimo dente superior, nao tenho mais os dentes do siso) quebrou proximo a gengiva e do dente ao lado . Este mesmo dente foi obturado e posso ver a resina, quer dizer, o esmalte quebrou e creio que seria algo simples de restaurar, nao? (digamos que menos da metade do dente esta quebrado, somente a parte ‘posterior/exterior’ nao sei o termo correto, mas o dente esta um pouco afiado e machucando a bochecha. Qual minha melhor opcao?

    Obrigada,
    Grazi

    • Grazi, creio que uma restauração seja suficiente, sim. Por se tratar de um dente de trás e por ter quebrado uma parte relativamente grande, talvez o mais interessante seja fazer uma restauração indireta, ou seja, uma “pecinha” protética. O dentista molda, manda o modelo para o laboratório de prótese e a restauração vem pronta para ser cimentada. Mas aí depende da avaliação do seu dentista, se ele julgar que dá pra fazer de forma direta (na hora), ok.

  161. Oi, bom dia, quero saber se dente quebrado pode inflamar a ponto de inflamar todos?????

    • Silvana, se esse dente causar uma inflamação gengival, por exemplo, sim, a inflamação pode se espalhar para outras áreas da gengiva. Não sei se entendi bem o quadro, mas creio que possamos estar falando de um problema periodontal (dos tecidos que seguram os dentes, osso e gengiva). Seria bom procurar um dentista pra avaliar.

  162. Meu dente quebrou por inteiro restando apenas a raiz, e percebo que ela parece estar quebrada/separada! Qual seria o procedimento? Tambem percebi que a raiz dele esta amarelada, o que pode ser?

    • Junior, é preciso procurar um dentista pra verificar se a raiz ainda pode ser mantida para apoiar um pino e uma coroa. Nesse caso, seria preciso tratar o canal. Se não (caso a fratura tenha comprometido a estrutura da raiz), o procedimento é a extração. A coloração amarelada não representa um problema em si, é algo comum e depende de uma série de fatores.

  163. Dra. Ana, pode me indicar um bom profissional em São Bernardo do Campo? Todos os que fui até hoje me deixaram traumatizado.

    • Carlos, mandei um e-mail pra você! :)

  164. Olá Dra. Ana,
    Estou com um problema e com medo de ir no dentista e levar bronca, ha algum tempo eu quebrei um dente de trás, e como na epoca nao fui ao dentista a situaçao começou a piorar, e ele foi terminando de quebrar, restando apenas um pedaço, ate ai razoavel, o problema foi que depois de um tempo começou a crescer um “outro pedaço” de dente mas nao um dente normal, esquisito pontudo, a vezes incha em volta, outras vezes ele fica mole e doi um pouco, queria saber por que isso aconteceu?

  165. Boa tarde Dra. Ana ,

    Estava escovando os dentes agora pouco quando percebi uma coisa estranha, acho que estou com uma carie bem proxima da raiz do dente (se ja nao estiver na raiz), em um do dentes superiores da frente, nao doi mas ta incomodando, quando eu for ao dentista o que ele vai fazer? Vai doer?

    • Christiano, o procedimento é o mesmo de qualquer outra cárie (em qualquer local): remover a cárie e restaurar o dente. Não, não doi, e se houver necessidade o dentista vai anestesiar. Lesões na região que você descreve nem sempre são cariosas, dependendo do caso não há nem a necessidade de restaurar (a não ser por uma questão estética e se você desejar). Ou seja: procure um dentista pra avaliar.

  166. Oii meu nome é Saionara, na sexta-feira estava mordendo uma bala, entao quando percebi meu dente, o ultimo la de trás, tinha quebrado, mas foi só a capinha do dente, e ja fiz tratamento de canal nesse dente, o que devo fazer ???

    • Saionara, você deve procurar um dentista pra restaurar o dente. Mesmo que tenha quebrado só um pedacinho, é importante restaurar, tanto pra não prejudicar quanto para evitar que o dente continue quebrando. Como o canal já está tratado, seu dente não vai doer. Mas se acontecer uma fratura maior, pode doer por causa da gengiva. Então melhor prevenir, né?! ;)

  167. Eu sempre tive mania de mastigar balas duras. Hoje o meu dente quebrou. Parece ser o molar. Ele nunca foi o tipo de dente redondinho, parecia ter uma pontinha. Essa que quebrou. Não doeu ou sangrou. Será que vai se necessário canal? ):

    • Não Marian, pelo seu relato me parece um pedaço pequeno, uma ponta de cúspide, talvez. Mas é preciso procurar um dentista pra avaliar, provavelmente será preciso restaurar o pedaço quebrado.

  168. Eu quebrei uma parte do dente, coroa, sera que tem conserto pq aqui to traumatizado!

    • Rafael, depende do tamanho da fratura… mas geralmente, tem conserto sim! Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  169. Parti o dente na coroa, mas foi só um pouco… não consegui encontrar o pedaço, como faço agora ?

    • Vanda, não há problema. Procure um dentista para restaurar o dente, mesmo sem o fragmento.

  170. Boa tarde! Quebrei o central direito mordendo um pedaço de osso, dente este que já tinha canal. Fizeram o pino e reconstruíram com porcelana, após algum tempo a gengiva começou a ficar vermelha e irritada, sem dor. Tiraram a prótese e colocaram o provisório que estou ate hoje, e fui em um periodontista e me disseram que poderia ser 2 coisas: fratura na raiz ou invasão do espaço biológico e resolveram puxar o dente em 4mm, o que foi feito. Mas a gengiva continua vermelha e agora me mandaram abrir o espaço cirúrgico, pois o endodontista me disse que parece que há uma fissura, o que vou fazer amanhã? Vc pode me orientar?

    • Adilson, pelo que entendi a irritação na sua gengiva foi causada pela invasão do espaço biológico, ou seja, a raiz do seu dente estava “muito pra dentro” da gengiva ao ser instalada a coroa sobre o pino. Possivelmente estavam entrando resíduos alimentares por baixo da coroa, o que só agravava a gengivite. Como o dente foi puxado para fora, agora está na posição certa para instalar a nova coroa. A gengiva ainda deve estar em processo de recuperação, por isso está vermelha. Não entendi o que você quis dizer com “me mandaram abrir o espaço cirúrgico”, poderia ser mais específico? Se o endodontista diz que há uma fissura, me parece que a raiz possa estar fragilizada, com chances de fratura. Não sei precisar que atitude o endodontista vai tomar na próxima consulta apenas com base no seu relato… o canal será retratado?

  171. Foram tirados vários raio-x, que não mostram nenhuma fissura ou trincado na raiz, e agora terei de fazer esta abertura, que me parece uma exploratória!

    • Agora que vi a “continuação”… pelo que me parece, o endodontista vai reabrir o canal para verificar a integridade da raiz. Fissuras e trincas nem sempre aparecem em radiografias, apenas em tomografias.

      • Bom dia!! Obrigado pelas explicações. Eu ia fazer a tomografia mas os dentistas (estou indo em três), querem que eu espere o dente estabilizar para depois fazer uma gengivoplastia e verificar se há fissura ou coisa do gênero. Quanto ao canal, acho que não vai dar para mexer pelo fato do pino estar no canal. É possível estar com fratura ou fissura na raiz e não ter nenhum sintoma, já faz quase 1 ano e meio que estou nessa!!

        • Se for preciso mexer no canal, basta remover o pino. Mas o agravante é que, se houver mesmo uma fratura, remover o pino pode não ser uma boa ideia. E sim, é possível que haja uma fratura e você não sinta nada. Acontece.

          • Boa tarde! Uma ultima pergunta. Se eu tiver uma fratura na raiz do dente e mesmo assim não tiver nenhum sintoma, eu posso permanecer com ele sem me causar nenhum problema?

          • Adilson, por pouco tempo até pode. Mas se houver uma fratura mesmo, certamente os sintomas vão aparecer.

          • Doutora, já faz mais ou menos um ano e meio que estou tratando dele, acha que com este período sem sintomas já não é o bastante para dizer que não esta fraturado? Com quanto tempo um dente que foi tracionado de forma rápida demora para voltar a ficar duro novamente?

          • Pela sua descrição, Adilson, há sintomas gengivais importantes, sim. Pode não haver DOR, mas isso não quer dizer que está tudo bem. Se os seus dentistas não prosseguiram com o tratamento até agora deve ser porque não estão certos que está tudo ok. Um dente tracionado não fica mole necessariamente… então se o seu dente está, pode ser um sinal de fratura (ou não, talvez ele “fique duro” nos próximos dias).

  172. Bom, quebrei um dente aos meus 12 anos de idade, o mesmo dente que aparece quebrado nas fotos acima. Foi quebrado na metade do dente, igual a 2º ilustração, e durante muito tempo ele foi apenas completado com resina. Com o passar dos anos esse dente perdeu a cor, ficou feio, então fui ao dentista e ele aconselhou fazer uma coroa dentaria que custou 500 reais. Antes de fazer, pesquisei se realmente valia fazer essa tal coroa, e decidi fazer. Então de inicio foi feito um canal, e logo em seguida foi feita a tal coroa dentaria. Não gostei, acho que escolhi o dentista errado, pois não ficou do jeito que eu queria, nitidamente dava para notar que era um dente falso. Não tinha mais o que fazer, então o jeito foi me conformar. Passaram-se apenas um ano e meio, e essa coroa ficou mole, voltei lá, pois esse dentista falou que a coroa duraria uns 4 anos. Ele retirou a coroa e com aquela broca “lixou” meu dente todo, ou seja, acho que nem tem dente mais… Colocou um ferro, parecia aquelas agulhas usada para fazer canal, que mata o nervo do dente, e colocou a coroa antiga com cola. Ficou uma desgraça novamente. Resultado, não sinto firmeza no dente, passei sentir dor nesse dente, ficou um bolo de massa atrás, o que me incomoda muito. Sinto que isso não vai durar muito, e logo essa coroa irá cair novamente. Irei procurar outro dentista, pois com esse não gasto nem mais um centavo. Sei que essas coisas custam um dinheiro bom. Então quero algo que realmente funcione, seja firme e fique algo esteticamente bonito. O que devo fazer? Ainda há como colocar outro dente?

    • Larissa, pelo que me parece você não ficou satisfeita desde o princípio… então, acho que a melhor saída é fazer uma coroa nova, mesmo. Se você não tem nenhum problema de gengiva e o canal do dente estiver bem tratado, certamente dá pra colocar uma coroa nova.

  173. Dra. Ana, gostaria de saber se a esplintagem poderia tratar fratura longitudinal na raiz do dente 11. Agradeço a atenção e resposta.

    • Ana, se a fratura é longitudinal o prognóstico é péssimo… então não acho que a fratura, nesse caso, seja tratável. Uma esplintagem poderia manter o dente na boca por mais algum tempo, mas não reverteria o problema.

  174. Oi, Dra. Ana
    Eu estou mto preocupada, os meus dois dentes da frente “atacantes” estavam obturados e a obturaçao soltou, entao o que a medica deve fazer ? Sera que vai ter que fazer canal? Mas fiquei sabendo que muda de cor, mas vou ficar com dente da frente de outra cor ?? O meu dente antes de fazer a obturaçao era normal e depois ficou torto, o que eu devo fazer, fazer o canal e usar aparelho ?

    • Danny, se a restauração caiu, basta fazer uma nova. Pelo seu relato, não vejo razão pra tratamento de canal. Se você tem os dentes desalinhados e pretende corrigir isso, usar aparelho ortodôntico vai ajudar. Sugiro que você procure um dentista / ortodontista pra avaliar.

  175. Olá, fiz o tratamento de um canal e a parte externa do dente ficou muito fina. Tive que pausar meu tratamento pelo motivo do falecimento de minha filha! Agora essa parte externa, como estava muito fina, acabou quebrando em varias partes… Sera o caso da grande fratura de coroa ?

    • Meus sentimentos, Luis. É possível que seja uma grande fratura de coroa, sim. Nesse caso, o tratamento seria pino e coroa.

  176. Boa tarde, eu pus aparelho por um tempo e ao tira-lo depois da limpeza, remoçao da resina e tudo mais, reparei uma linhazinha branca no meu dente da frente, fui a 5 dentistas que me falaram nao ser nada e que isso e normal, um deles me pediu raio x e ta tudo ok, mas tenho medo de que o dente quebre, isso e mesmo normal?

    • Cristina, imagino que você se refira a uma trinca de esmalte. Isso é algo relativamente comum, que não costuma deixar a estrutura do dente necessariamente mais frágil, principalmente se já foi avaliado por vários dentistas e nenhum deles julgou um achado importante. Acho que você pode ficar tranquila.

  177. Olá Ana, quebrei meu dente quando era pequeno, porém foi perdido a parte quebrada do dente, foi feito uma restauração, coloquei aparelho e dps que tirei, percebi que ele está mais escuro, uma outra restauração recuperaria a cor dele ?

    • Luan, se o que estiver escuro for a restauração, basta substituí-la por outra com a cor certa. Se for o dente, é preciso avaliar o motivo desse escurecimento (pode ser um sinal de necessidade de tratamento de canal). Se estiver tudo ok com o dente, as alternativas seriam fazer clareamento nesse dente em específico e, caso a cor ainda não satisfaça, fazer uma faceta (uma restauração que cobre toda a parte da frente do dente, com a cor adequada).

  178. Bom dia, Ana ! Olha, estava no clube, meu filho de 10 anos caiu no escorregador e um dos dentes da frente arrancou com a queda, ai estive em um dentista, ele tirou rx, o qual ela me disse que trincou a raiz tbem, qual tratamento correto devo fazer e qual a especialidade devo procurar, meu filho ficara sem dente pra sempre, me ajude por favor! Ah, o dente dele quebrou em tres partes.
    Grato demais.

    • Dimas, pelo que entendi a coroa do dente quebrou e a raiz também foi atingida, é isso? Se sim, temo que seja caso para extração (mas não posso afirmar que seja isso, só examinando você pra se ter certeza, me baseio em seu relato). Aos 10 anos o dente do seu filho já é o permanente, nesse caso ele terá que ser substituído por uma prótese fixa ou removível, até que tenha idade pra poder fazer um implante (lá pelos 19 anos). Não há uma especialidade específica a ser procurada, porque depende do caso… neste primeiro momento, um clínico geral pode atender o seu filho. Se houver necessidade de um especialista, ele mesmo irá encaminhá-lo.

  179. Ola Doutora Ana, faz tres meses que eu quebrei a metade do meu dente incisivo, eu ja fiz todos os tratamentos que o meu dentista recomendou, no fim da restauraçao ele recomendou colocar uma faceta pq meu dente nao tava na forma certa, mas dois dias depois de eu ter colocado a faceta eu fui passar fio dental entre esses dentes e entao eu percebi que na hora eu rachei esse dente, mas a rachadura tava na parte do dente que nao quebrou (que nao precisou restaurar), eu quero saber porque isso aconteceu, se o meu dente ficou mais fraco ou se isso pode ter sido a faceta que trincou.

    • Harisson, eu não consegui entender, pela sua descrição, se a faceta quebrou ou o dente quebrou. De qualquer forma, é possível que ao passar o fio dental, ele tenha enroscado em alguma reentrância e, ao puxar, você acabou fraturando o dente/a faceta.

  180. Olá Doutora, ha uns 3 meses atras reparei uma linha fina e branca saindo da gengiva ate o meio do dente, so da para ver pondo luz sobre o dente ou contra o dente, nao sinto dor nem nada! Fui ao dentista e ele disse ser uma trinca de esmalte, tirou raio-x e disse nao ter nada, isso pode dar problemas futuros? Pode estar alem da gengiva essa trinca? É perigoso?

    • Creio que isso não vá trazer problemas pra você, Kelly, trincas de esmalte são relativamente comuns. A consequência que mais ocorre é a sensibilidade dentinária, mas se não é o seu caso, ótimo. Se houver qualquer mudança no quadro, é interessante procurar o seu dentista pra reavaliar.

  181. Meu dente da frente partiu como a segunda imagem e não tenho as partes dele, como me cuido ? E se tiver de fazer uma coisa no dentista quanto eu gastaria ?

    • Luck, é preciso procurar um dentista pra avaliar (inclusive pra saber quanto iria custar no seu caso em específico). Se você não tem o pedaço quebrado tudo bem, é possível restaurar o dente só com resina.

  182. Olá, tenho um pedacinho do dente da frente bem pequeno quebrado, oq teria q ser feito? Uma simples restauração resolveria?

    • Em princípio sim, Lucas. Procure um dentista pra avaliar.

  183. Ola,
    Meu dente da frente estava escuro pq já tinha canal, restauração, enfim… O dentista recomendou uma coroa de porcelana. Já fui a mais de 10 consultas e até agora ele nem fez o molde. A consulta consiste em desgaste do dente, e recolocar a prótese no lugar. De tanto repetir esse procedimento, na ultima consulta ele tentou retirar a prótese provisória, nao conseguiu pq estava bem colado, colocou a tesoura para puxar… Quebrou o meu dente até a raiz. E agora? A estética me custou caro demais! Dá vontade de chorar! Só fui fazer uma maquiagem no dente e fiquei só com a raiz. O que faço? No caso do meu irmão foi bem pior: foi retirar um dente para colocar aparelho, a dentista deixou um pedaço da raiz, infeccionou, e o resultado? Endocardite bacteriana. Para quem não sabe, infeccao no coração. Já fez duas cirurgias para trocar a valvula e terá que fazer uma terceira esse ano. Isso pq ele só tem 30 anos! Já na terceira cirurgia cardíaca por causa de um tratamento estético. E eu perdi um dente. A clinica faz muitas propagandas mas, o resultado infelizmente é uma decepção! A minha dúvida é: colocando essa tal coroa de porcelana, qual é o risco dela quebrar ou soltar? Já assisti um programa de tv que ao falar, o apresentador “cuspiu” o dente da frente, um horror! Isso é freqüente?

    • Isabela, no caso de próteses não-provisórias, cimentadas com cimento não-provisório, a chance da coroa descolar é pequena. Pode acontecer? Pode. Quanto à quebra, é extremamente incomum. Um bom ajuste oclusal e uma boa adaptação da peça geralmente são suficientes pra se evitar esse tipo de “acidente”.

  184. Obrigado pelos esclarecimentos. Então no meu caso, não há como colocar um dente sem ser colocado o pino? Puxa, sou meio leigo no assunto, e tenho medo que o material que ele encomende seja de metal. Existe uma diferença entre porcelana, resina e metal? Tive conversando com um amigo meu, e ele me disse que os dentistas não me aconselham a colocar o de resina ou porcelana, pois eles são muito fracos e quebráveis. Já fiz 3 exames com ele (aqueles em que coloca tipo uma pazinha para se fazer o molde do dente). Não sei, acho que o problema do meu dente é mais sério e como paguei à vista (R$ 1.000,00 isso em julho de 2009) tenho receio que ele va me cobrar alguma coisa durante esse tempo em que ainda estou me consultando com ele. Desculpe pelo meu desabafo!

    • Se há apenas a raiz é preciso pino, Wagner. Em termos de resistência, o metal e a porcelana (ou uma combinação delas, a coroa metalocerâmica, que é metal por dentro e porcelana por fora) são melhores. Em termos estéticos, a resina e a porcelana são melhores. Apenas deixe claro para o seu dentista que você não quer uma coroa inteira de metal.

  185. Olá, Dra. tenho um pivô no dente da frente, quase 5 anos !! Estou sentindo um terrível cheiro, devo troca-lo?! Obrigada.

    • Fernanda, o cheiro ruim é sinal de que o seu pivô deve estar mal adaptado, juntando resíduos alimentares. Nesse caso, é bom trocar. Procure um dentista pra avaliar.

  186. Olá!

    Um dos meus dentes da frente tem uma fratura igual a da primeira figura, há tempos… É uma fratura pequena, mas perceptível, que às vezes me incomoda… No finalzinho do ano passado fui finalmente restaurar, mas não passou nem um mês e o pior aconteceu: passando fio dental, o pedacinho de resina soltou. Fiquei irritado, combinei de ir no dentista de novo para ele arrumar, mas acabou que desisti porque fiquei insatisfeito com esse mau resultado… Então o dente continua com seu pedacinho faltando.

    Pergunto: Vale a pena ir restaurar de novo? Será que tive o azar de encontrar um profissional que fez um serviço ruim? Ou esse time de restauração do dente da frente é muito frágil e sempre cai?

    Outra dúvida: Nesse mesmo dia e no mesmo dentista eu troquei uma restauração antiga de amálgama (acho que no 2º molar inferior), o resultado ficou bom, mas tenho notado o aparecimento de uma manchinha branca rente à gengiva. Será cárie? Ou resultado de outra má restauração?

    Eu sinceramente fiquei mto desapontado com os resultados, e estou literalmente com MEDO de ir de novo em outro dentista e piorar as coisas.

    Desde já agradeço pelo espaço e pela sua contribuição! :)

    • Dan, restaurações pequenas, no local em questão, são BEM complicadas. A incisal dos dentes anteriores (a “ponta” deles) é a região mais exigida do dente, e restaurações muito pequenas geralmente não duram muito. O ideal seria, por incrível que pareça, realizar um desgaste no dente que oferecesse retenção, pra deixar a restauração mais firme. Mas geralmente o paciente não gosta dessa ideia (por motivos óbvios). Quanto à outra restauração, a mancha branca está próxima à restauração ou não tem nada a ver com ela? De qualquer forma, manchas brancas podem ser apenas manchas ou podem se tratar de cárie em estágio inicial (o que não teria nada a ver, necessariamente, com o fato do dente ter sido restaurado). É preciso avaliar.

  187. Detalhe: A tal manchinha é como se fosse uma linha rente à gengiva, e não sai nem com escovação nem com fio dental. Se eu passar a unha com bastante força ou alguma coisa pontiaguda como um palito dá uma dorzinha, como se a área estivesse mais sensível que o resto do dente.

    Outra coisa, quando eu como chocolate dói na região desse dente… Mas quando era a restauração antiga de amálgama não doía de jeito nenhum. Troquei mesmo por razões estéticas e porque a restauração era antiga.

    Será que tem jeito? Eu não quero perder meu dente! :(

    • Não vejo razão alguma pra você perder o seu dente! Pelo seu relato, pode ser cárie em estágio inicial OU uma pequena recessão gengival (o que explicaria a sensibilidade).

      • Olha eu de novo! Obrigado pelas respostas! :) E parabéns pelo blog!

  188. Olá Ana, gostaria de pedir algumas informações… tratei de dois canais nos dentes de trás ha um tempo, e minha dentista havia colocado aquela massinha branca provisória. Por conta de uns problemas financeiros, tive que aguardar um tempo para voltar e terminar a restauração, mas em um dos dentes, se quebrou um pedaço. O que preciso fazer nesse dente? Já tratei o canal, o que é essa restauração? O que vem depois? E o pedaço quebrado? Obrigada!

    • Thays, em princípio não muda nada: é preciso restaurar os 2 dentes. Se o pedaço que se quebrou de 1 dos dentes não for muito grande, dá pra restaurar normalmente. Se for grande, aí talvez esteja indicada uma restauração indireta e até uma coroa (não me parece pra tanto pela sua descrição). Depende da avaliação da sua dentista.

  189. Ola!
    Ana, ainda estou na novela de acabar o meu dente com o dentista enrolão. Gostaria de uma opinião sincera de sua parte. Quanto tempo demoro para encomendar uma coroa protética completa? Ele nem colocou o pino… nada… só tenho aquela protese amarela que sai toda hora do lugar do dente (lembrando que o meu caso é o GRANDE FRATURA DE COROA).
    Vc acha que até o final do ano ele consegue terminar?
    Passei hj por um problemão, pois ele faltou no serviço e não pode me atender!
    Outra coisa: já havia encomendado a radiografia em 2009 dos dentes (ia colocar aparelho com ele) essa radiografia não vale mais? Puxa… estou até pensando em entrar no Conselho para denunciar ele, mas gostaria que vc me postasse sua opinião a respeito, há tratamentos dentários (o meu é só um dente) que demoram tanto assim?
    Abraços!

    • Wagner, o processo é mais ou menos o seguinte:

      1a sessão: Preparar a raiz pra receber o pino e moldar. A moldagem vai para o laboratório de prótese pra fazer o pino.
      2a sessão: Cimentação do pino e ajustes na coroa provisória.
      3a sessão: Repreparo do conjunto raiz + pino e moldagem pra fazer o coping, que é a estrutrura da coroa (a parte mais interna dela). A moldagem vai para o laboratório de prótese pra fazer o coping.
      4a sessão: Prova do coping. Se estiver tudo ok, o dentista reenvia a peça para o laboratório pra aplicar a cerâmica.
      5a sessão: Prova da coroa. Se estiver tudo ok, cimentação em definitivo.

      Claro, pode variar um pouco. Mas os passos são esses. A radiografia de 2009 não vale mais, está muito desatualizada. E serão necessárias outras radiografias durante as sessões, principalmente na fase de confecção do pino.

  190. Olá Ana! Estou fazendo um tratamento de canal do dente 46 pelo convênio, marco as consultas através de uma central e sempre demora muuuuito para marcar, tanto que a terceira e última consulta teve um intervalo de 45 dias que seria agora dia 15 de maio, nesse meio tempo tive que voltar na clínica algumas vezes para recolocar pedaços do curativo que caiam, sem contaminar o canal. Porém neste fim de semana senti que ao comer a raiz quebrou, sei disso porque já aconteceu com outros dois dentes nas mesmas circunstâncias. Minhas dúvidas são: qual o intervalo médio para consultar quando se está tratando o canal? Este dente poderá ter o tratamento de canal finalizado mesmo com a raiz quebrada, mesmo que a quebra tenha sido longitudinal? Preciso deste dente para colocar a parte inferior do aparelho ortodôntico que faço com um dentista particular, e a banda é fixada exatamente neste dente 46, se tiver que extraí-lo como poderei colocar a parte inferior do aparelho?

    • Dionéia, o intervalo entre as sessões geralmente é uma questão de agenda, mesmo. Se o dente estiver bem vedado entre as sessões, não há problema. Se a raiz quebrou longitudinalmente, é quase certa a necessidade de extração, pois isso inviabilizaria manter o dente. Quanto ao aparelho, se for preciso extrair mesmo o ortodontista irá replanejar o caso, mas isso não impede o tratamento ortodôntico.

  191. Oi Doutora!
    Estava comendo um amendoim e quebrei o dente do lado do canino (para o fundo) só que eu não fui a um dentista p avaliar o estrago, agora minha dentista disse que não tem como salvar o dente, disse que não tem como colocar outra coroa pois n tem como firmar ela, o dente parece estar bonito, bem firme, mas está partido no meio, a parte de dentro esta quebrada, o lado de fora está inteiro, ela disse que tem raiz, ou gengiva dentro do dente, disse que vai tratar o canal para tentar salva-lo, mais acha difícil, o que você acha Dra. Ana ?

    Só mais uma coisa, ela me deu a opção de um pivô, como é feito esse pivô? É fixo? Sera que não da pra salvar esse meu dente mesmo ?

    Muito Obrigado! :)

    • Mauricio, se a raiz do seu dente está quebrada, fica inviável mantê-lo. O “pivô” que sua dentista propôs provavelmente é fixo e se apoia nos dentes ao lado do espaço que vai ficar, uma “ponte” fixa.

  192. Olá doutora, tive um acidente de trabalho e meus dentes da frente se deslocaram com o impacto e como uso aparelho minha gengiva ficou esmagada pelos aparelhos, fui atendida por um dentista cir. traum. bucomaxilofacial que trouxe meus dentes para frente e os prendeu com fios de nylon, ele disse que não perdi os dentes por causa dos aparelhos que estão servindo de gessos, deverei ficar 45 dias sem mastigar nada para haver a calcificação dos dentes, a doutora acha que tem alguma forma de eu perder esses dentes apos retirar os aparelhos? E informo tambem que acabou os antibioticos e ja estou começando a sentir dor nos dentes, principalmente qdo tomo gelado, estou começando a ficar preocupada, me ajude a entender o que esta ocorrendo, tem 8 dias do ocorrido.

    • Cristiane, a possibilidade de que você perca os seus dentes em longo prazo existe, infelizmente. Mas essa é uma possibilidade (pessimista), não uma certeza. Pode acontecer das raízes dos seus dentes irem “sumindo” aos poucos, até um ponto em que não seja mais possível manter esses dentes. Por isso, é importante fazer reavaliações periódicas no dentista. A sensibilidade que você descreve é muito comum, dado o acidente. A tendência é isso passar, mas sempre há a possibilidade de que seja necessário tratar o canal de algum desses dentes. Enfim… é acompanhar pra ver como o seu organismo vai reagir, e agir, então, de acordo.

  193. Muito boa tarde doutora,

    Antes de já muito obrigado, tem feito um ótimo trabalho e inclusive respondido a todos os comentários.

    Eu tenho um problema, eu parti um dente da frente, parece que e exterior, e acho que não tocou o canal, e é indolor. Fiz logo consulta na hora e dentista disse que era só um tratamento estético. Tenho uma marcação para dia 14 deste mês, estou muito ansioso, porque sempre tenho ideias bizarras que ele vai ser removido ou cortado :(

    PS: tenho enorme medo dos dentistas e evitei-os até atualidade, tenho 23 anos.

    • Alex, não entendi bem se você quebrou e perdeu um pedaço do dente… mas, de qualquer forma, se o dentista falou em estética, certamente o dente não será extraído (nada no seu relato me leva a pensar nisso). Mas desgaste, dependendo da restauração, pode ser necessário, mesmo que pouco. Aí depende da necessidade e da avaliação do seu dentista. Mas tenha em mente que ninguém vai fazer nada no seu dente sem sua autorização, ok?!

  194. Gostaria de saber uma pergunta dtr, quanto fica pra consertar um dente meu da frente que quebrou a metade, a faixa, vc pode me dar seu telefone, vc e dentista particular, onde e sua clinica? Por favor, ob.

    • Daniel, difícil dizer sem avaliar você, depende da fratura. Eu atendo em Curitiba-PR.

  195. Ana Tokus, por favor me ajuda nessas dúvidas.

    Eu só tenho 16 anos e já tenho dentes que possuem esses problemas affs!

    Meu antepenultino dente superior é quebrado, um pedaço não muito grande, não está doendo e nunca doeu, mas sei que tenho que resolver logo esse problema, eu sei que de um dia pro outro ele pode começar a doer, mas também tenho medo de extrair ele, e fazer canal custa caró por aqui e alias também ouvi comentarios de pessoas que doi muito também.

    Fui forçado a ir a dentista da minha escola no IFRN para um analise bucal, a dentista falou que dava pra substituir a obturação por causa que a parte quebrada do dente não era muito grande, mas não confiei nela muito por ser uma recém dentista tenho medo dela tenta consertar e fazer coisa pior.

    E além do mais tenho tartaro, o que é isso? Por favor me ajuda!

    Iano
    Natal-RN

    • Iano, o único jeito de você ser ajudado é procurando um dentista. Tratar canal não dói, o que dói é adiar o tratamento e esperar o dente doer. Aí não há dentista que faça milagre… ;)

      Se a dentista que avaliou você não viu necessidade de canal e disse que dá pra restaurar, melhor. Não imagino como ela poderia “piorar” o seu dente, sendo recém formada ou não. Aliás, antes de se formarem, os estudantes de Odontologia atendem muitos e muitos pacientes na faculdade, então pode acreditar que, mesmo não sendo muita, ela tem alguma experiência, sim.

      Tártaro é a placa bacteriana mineralizada, ou seja, aquela “sujeira” que fica sobre os dentes que, ao não ser removida de forma constante, se acumula e “vira pedra”. A única forma de remover, depois que a placa vira tártaro, é com uma raspagem, feita pelo dentista.

      • Meu dente quebrou com uma queda e ficou o pe do dente, ranca ou coloca porcelana?

        • João, depende de quanto quebrou. Se a raiz do dente estiver viável, seria precisar tratar o canal, colocar pino e coroa. Já se a raiz tiver quebrado também, é caso pra extração. Procure um dentista pra avaliar!

  196. Doutora Ana, boa noite, meu filho de 11 anos caiu e quebrou os dois dentes da frente, pequenas fraturas, consegui os pedaços e foi feito a restauração com resina e alguns pedaços dos dentes, foi feito um desgaste do dente, segundo o dentista para colar melhor, gostaria de saber se ao mastigar pode soltar os pedaços e o que não pode comer? Desde ja agradeço, obrigado.

    • Gilson, é preciso ter bom senso. Não que a restauração vá quebrar por qualquer motivo, mas considerando que os dentes são restaurados, é sempre bom seu filho pensar 2 vezes antes de morder alguma coisa mais dura com muita vontade. Se o dente sem restauração alguma às vezes quebra, imagina um dente restaurado… mas não é pra ficar com medo de mastigar, é como eu disse, basta ter “juízo”.

  197. Boa noite!
    Meu dente 26 estava com dor, iniciei um tratamento de canal neste dente, porem o dente acabou fraturando antes de fazer a coroa. O pior é que o dente tem 4 condutos e foi tratado apenas 3. Falta um conduto pra tratar e a médica ta com medo de tratar este conduto e acabar de quebrar o dente. Ela sugeriu amputar a raiz, mas outra médica disse que não é conveniente. Além disso eles estão com medo de preparar o dente pra colocação da coroa e quebrá-lo também. Se puderem me sugerir algo…

    • Diogo, pelo jeito não tem muito o que fazer senão tentar ou uma coisa ou outra. Essa fratura foi onde? Envolveu raízes? Se sim, a amputação pode ser uma boa solução. Você vai ter que confiar em uma das duas dentistas, ambas apresentaram soluções que fazem sentido, considerando o seu relato.

  198. Olá, boa noite! Eu tive uma cárie no dente 12 e devido a problemas na gestação não pude ir ao dentista. Porém o dente quebrou na vertical, quase na metade do dente, será que há algo a fazer?
    Obrigada!!

    • Nathaly, se a raiz do dente não foi afetada, a solução provavelmente seria uma coroa. Já se a estrutura do dente estiver comprometida, a indicação seria de extração + implante / prótese sobre implante (ou uma prótese fixa ou uma prótese removível).

  199. Eu tenho 10 anos e quando eu tinha 6 anos tive a minha primeira carie, então meu pai nunca tinha me levado ao dentista e passou 4 anos e então a carie foi crescendo e crescendo até que quando eu completei 10 anos, passou 2 meses e eu tava sentada, de repente eu senti um clic, então meu dente se partiu ao meio e ate agora eu to com ele, uma metade ta mole e a outra ta dura, se tiver uma cura para o meu dente, comente.
    Obrigada.

    • Bia, explica pra mim: se a cárie apareceu aos 6 anos, por que é que você e seu pai esperaram o dente quebrar aos 10 anos? Que mancada, hein?! ;)

      Sim, seu dente provavelmente tem cura, mas vai depender do tamanho da fratura e se ela atingiu, também, a raiz do dente. Agora você precisa CORRER no dentista pra tratar e não piorar a situação mais ainda.

      • Dra. Ana, eu fiz o que a senhora sugeriu, fui para o dentista mas ele disse que não poderia me consultar porque a agenda dele estava muito cheia, então minha mãe sugeriu arrancar pelo menos uma parte do dente, e eu disse não, então passou o tempo e ha 2 ou 3 dias eu ia dormir e tava escovando os dentes e comecou a sangrar e de repente saiu, mas quase que sangrava a noite toda, mas eu sou filha de medico, então eu fiz a compressão e parou de sangrar, agora so falta arrancar a parte de trás, mas sabe eu to meio aliviada porque a metade do problema já foi embora.

        • Que bom, Bia. Mas procure um dentista logo, ok? Pra resolver de vez o problema.

  200. Boa noite, gostaria de tirar uma dúvida, se puder me responder ficarei grato…

    Tenho um problema no meu dente da frente, já foi feito tratamento de canal, porém ele é bem escuro… estava usando uma faceta que não chegava na cor dos outros dentes, então resolvi fazer uma coroa de resina (foi oferecido a de porcelana, porém como o dente está “condenado” e a coroa de porcelana é bem + cara, eu optei no momento por uma coroa de resina, segundo a dentista o resultado é igual, ambas vão chegar na cor dos outros dentes), pois bem, hoje foi feito um dente provisório de resina, porém esse dente ficou bem feio, com um espaço grande pro outro dente, e ficou bem escuro, e na hora eu não vi que ficou escuro demais e a dentista também não me mostrou no espelho… aí eu pergunto, a coroa vai ficar como esse dente provisório, espaçada do outro dente e escura, ou vai ficar perfeito igual a dentista falou?? Perfeito eu digo o + próximo da cor dos outros dentes possível, e sem espaço do outro dente, como era na faceta, ficava bem proporcional ao outro dente, se puder me responder eu agradeço…

    • Raphael, a coroa deve tanto encostar no dente ao lado (sem deixar espaços) quanto acompanhar a cor dos outros dentes. A coroa provisória em resina foi feita na hora? Às vezes as possibilidades de cor ficam limitadas ao que o dentista tem na hora do atendimento, o que explicaria essa diferença. Enfim, converse com a sua dentista e deixe bem clara a sua preocupação com o aspecto da nova coroa. E SEMPRE após cada sessão, peça um espelho pra fazer as suas considerações. ;)

      • Entendi Ana. A coroa foi feita na hora sim, eu que não pedi também pra ver como ficou… mas daqui uns dias na proxima consulta eu vou sim questionar a dentista. Muito obrigado pela ajuda…

  201. Oi! Ana

    Estou em tratamento com uma protesista, porém a mesma quebrou o pino dentro da minha raiz do dente nº 12 e mandou que eu procurasse um endo para retirada do pino quebrado, nenhum quis fazer isso, pois corro o risco de fraturar a raiz. O que faço neste caso? Já que ela não se responsabilizou pelo ocorrido.

    • Ana, converse com ela pra que ela indique um colega que faça a remoção do pino, que ela encaminhe você pra algum endodontista específico e que já esteja a par do caso. Esse tipo de coisa acontece, mas não dá pra simplesmente deixar o paciente “se virar sozinho” numa hora dessas, né?!

  202. Olá Ana! Tudo bem? Aqui… o meu dente da frente (incisivo superior) tem canal. Três semanas atrás eu fiz um clareamento dental e esse com canal ficou um pouco diferente (até achei que ficaria escuro)… bom, até aí tudo bem, se não fosse a tentativa de trocar uma restauração pequena que tinha nele. Depois que essa restauração foi trocada, o doente simplesmente (depois de 2 dias), “trincou” em três lugares na frente (a parte de trás está normal)… tô apavoradaaa… liguei para o dentista e ele falou que vai tentar fazer uma restauração novamente. Daí queria te perguntar uma coisa: seria possível colocar uma resina nele todo (como se fosse uma lente de contato dental)? Sem mexer nele mais… apenas iria colocar essa resina revestindo a frente dele toda. Aguardo sua resposta. Muito obrigada!

    • Kamila, acho que a faceta ou “lente” é uma boa ideia, sim. Resolveria a questão da cor e ofereceria mais resistência ao dente como um todo. Mas possivelmente teria que ser feito algum preparo (desgaste) no dente pra isso. Converse com o seu dentista sobre essa possibilidade.

  203. Ola doutora, bom dia! Tenho uma pequena trinca de esmalte no meu dente da frente, que so vejo com iluminaçao contra o dente. Corro o risco de quebrar o dente? Uma dentista disse que nao corro nenhum risco e que trincas sao normais, ela esta certa ou o dente pode quebrar?

    • João, trincas de esmalte são bem comuns, e não aumentam, necessariamente, o risco de fratura do dente. A maior problema nesses casos costuma ser uma certa sensibilidade dentária. Mas se não é o seu caso, não há razão pra se preocupar.

  204. Oi Ana… obrigada por responder tão rapidinho a minha pergunta. Acabei de chegar do dentista e ele falou que não adianta tentar outra restauração no dente, porque a “raiz não suportaria o peso da resina”… não entendi direito… :( mas segundo ele, a solução seria colocar um pino… nossa, só não chorei na hora pq fiquei com vergonha, mas aqui em casa tô em prantos… me senti agora igual a Daniela (q postou um relato acima)… essa ideia de perder algo que é natural mexe muito com a autoestima da gente. Triste :(

    • Que chato, Kamila. :(

      Mas olha… o que não tem remédio, remediado está. Agora é levantar a cabeça e tratar de acordo. Dá pra recuperar tanto a função quanto a estética do seu dente.

  205. Oh Ana… estava pesquisando aqui na internet e surgiu uma dúvida, esse “pino” que o dentista falou é aquele de “metal” (feio)? Porque tem um intra-dentário de fibra de vidro que parece, pelo menos, mais “bonitinho”. Eu posso escolher qual pino usar ou o dentista que escolhe? Qual a diferença entre esses dois tipos? Um é melhor que o outro… mais caro? Obrigada pela atenção! Abração!

    • O núcleo metálico fundido é personalizado, porque o canal do dente do paciente é moldado e o núcleo vem pronto pra encaixar direitinho (ou com pouco ajuste). Já o pino de fibra de vidro é pré-fabricado, o dentista precisa ajustá-lo de forma que ele se encaixe no canal (isso é feito através de um sistema de pino principal + pinos acessórios). O tipo de pino a ser usado depende do tipo de prótese que será feita. Se a coroa será inteira de porcelana, o melhor é fazer com o pino de fibra de vidro, que é mais estético (o núcleo metálico poderia criar uma “sombra” na coroa quando ela fosse exposta à luz). Já se a prótese for metalocerâmica (metal por dentro com revestimento de porcelana), o pino pode ser metálico, pois não vai interferir na estética. Enfim, é questão de você combinar com o seu dentista. Em termos de preço, não faz muita diferença (o pino, a coroa faz).

      • Ah tá… acho que entendi… rs… vou seguir seu conselho e conversar (muito) com meu dentista. Obrigadão por tudo!!!

  206. Ola! Primeiramente queria agradecer por toda a ajuda que vocês vem disponibilizando. Adorei o site e é uma fonte riquíssima de informação.
    Conforme relato, o meu tratamento vem se arrastando por anos, parece que esse ano vai ter um desfecho. A minha situação é a da figura “GRANDE FRATURA DA COROA”, entretanto, uma situação desagradável vem me atormentando esses dias. Comecei a sentir umas dores no lugar onde não tem o dente (para os que não sabem, ele colocou uma prótese que vive saindo, acho que com cola, mas assim mesmo não consegue fixar-se direito) e de uma semana p/ cá comecei a sentir dores fortes nesse local (estou tomando amoxilina e a dor sumiu um pouquinho, mas o estranho que ela ainda continua, inclusive hj, quando tomava a amoxilina a dor sumia, mas agora parece não querer sair :(). Olhando o meu dente (ou o que restou, no caso a gengiva e o entorno do que restou do dente, tipo uma leve cobertura) percebi que parece um aspecto meio enferrujado, não sei explicar direito, mas o fato de quase 4 anos tratando e sempre colocando e tirando essa prótese, será que fez com que piorasse o estado do resto do meu dente?
    Essa semana vou tirar uma radiografia, assim, ele não me deu notícias boas, acha que a raiz esta morta, e que talvez tenha que extrair tudo.
    O que me revolta é que ele disse que a pessoa não fez o canal direito, mas se esta todo esse tempo tratando (ou enrolando) não seria talvez que a raiz do dente ficasse deteriorada? Estou só com essa prótese que não fixa há 4 anos!
    E essa dor intermitente? O que seria essa dor? Seria a raiz mesmo? Estou apavorado, não posso mais gastar dinheiro, paguei à vista o tratamento e até agora não consigo terminar!
    Desculpe o desabafo, estou meio desesperado, só queria que um profissional competente pudesse avaliar a minha situação!
    Tenha um bom dia!

    • Wagner, sim, se a coroa está mal adaptada, caindo sempre, a parte mais externa da raiz do dente pode sofrer danos, como cárie, por exemplo. Isso, em si, já é um motivo para piorar ainda mais a adaptação da coroa, e pode levar a uma situação em que a raiz não seja mais viável pra suportar pino + coroa. A dor provavelmente é consequência de uma infecção local… mesmo que o canal do dente tenha sido tratado (e, dessa forma, o dente não tenha mais sensibilidade), todos os tecidos em volta do dente continuam vivos, e podem doer.

      • Obrigado pelas informações!
        A dor agora passou, mas o motivo da minha dor é que a raiz ainda esta intacta (ou seja não esta morta)? Só no dia 20 eu saberei o resultado do meu exame, estou muito apreensivo!

        • Não, o problema deve ser nos tecidos em volta da raiz, considerando que o canal já foi tratado (portanto, a raiz já está “morta”).

  207. Boa tarde doutora, quebrei um pedaço do meu dente da parte do meio, gostaria de saber se devo colar o pedaço ou fazer uma restauração com peça de laboratório, pois o pedaço esta conservado em vidro de agua. Esse dente ja tem restauração. O que faço? Obrigada.

    • Maria, depende do tamanho do pedaço quebrado. Mas se você tem ele guardado (e é bom mantê-lo em água, mesmo), leve junto no dia da consulta no dentista. Ele vai avaliar o fragmento e ver se é possível utilizá-lo.

  208. Olá !
    Fiz canal e clareamento interno no meu dente igual ao da foto acima. Ao tentar cortar um fio, o dente quebrou na raiz, entre a gengiva e o dente, parecido com o caso da 4ª foto, só que um pouco mais abaixo.
    (nesse dente minha gengiva é mais alta). O que é mais indicado no meu caso ?

    • Rogério, se a raiz do dente ainda for viável (a fratura não tiver sido muito abaixo da linha da gengiva), a solução seria um pino e uma coroa. Já se a raiz não for mais viável, seria preciso extrair o dente e substituí-lo por um implante OU prótese fixa OU prótese removível.

  209. Meu dente de tras ta metade quebrado, eu vou poder colocar aparelho?

    • Thainara, em princípio, sim. Mas será preciso tratar esse dente antes. Procure um dentista pra avaliar.

  210. Um dos meus incisivos laterais quebrou e está sendo preso com um pedaço do resto do dente e pelo aparelho ortodontico na parte superior. É um dente q realizei canal. Pude perceber que é um pedaço considerável de uns 2 mm antes do inicio na gengiva e da raiz. A clinica na qual realizo tratamento só retorna na segunda-feira, é possivel alguma colagem ou reconstrução com resina, sem precisar de um pivô?

    • Simone, pelo que entendi a coroa do seu dente se quebrou quase inteira, estando presa apenas pelo aparelho. Se for esse o caso, não dá pra fazer uma restauração direta. Se você já teve o canal tratado, talvez a melhor solução seja um pino e uma coroa, mesmo.

  211. Bom dia Dra. Ana,
    Quebrei ontem o meu dente do lado direito na parte superior do fundo, o qual não dá para perceber quando eu dou risada, mas estou preocupada, vou casar essa semana e estou sem tempo de ir ao dentista, teria problema se deixasse para resolver depois ? Teria o perigo de eu perder o dente ? Sangra no momento da escovação. Qual o procedimento que o dentista ira fazer nessa situação ?
    Por favor me ajude…

    • Márcia, não precisa tratar o dente efetivamente agora, mas recomendo fortemente que você procure um dentista pra fazer, pelo menos, um curativo (limpar o dente e colocar um “massinha” o protegendo). Assim dá pra ficar mais tranquila, diminui muito a chance do seu dente doer na hora errada (se é que há hora certa pra isso ;)) e, depois da lua de mel, você resolve isso de vez (o tratamento depende do tipo de fratura que houve, pode ser preciso uma restauração, uma coroa, etc.).

  212. Oi Doutora, bom dia
    tive uma carie no dente 27, fiz o curativo, passou um mês voltei para avaliação, foi profundo mas a polpa do dente não chegou a estar exposta, então foi realizada a restauração, eu sempre sentia uma dorzinha quando comia algo gelado ou mastigava alguma coisa em cima, então retornei a dentista achando que necessitava de um tratamento de canal… foi batido um raio x e notado que tinha um espaço na restauração… foi aberto o dente e constatado que não necessitava de canal, fui encaminhada para outra médica para ver a possibilidade de uma cirurgia de cunha interproximal entre os dentes 26 e 27… fiquei meio preocupado e gostaria da sua opinião em relação ao assunto, se ha necessidade mesmo desta intervenção… desde já agradeço.

    • Lucas, a sua restauração é bem próxima da gengiva? Nesse caso, faria sentido essa cirurgia, pra expor o término do dente e ser possível restaurá-lo sem deixar “frestas”, digamos assim.

      • Doutora, fui encaminhado a outra dentista, ela disse que realmente necessitava porque tava com uma fresta e essa fresta tava causando sensibilidade, ela me explicou que é uma cirurgia super simples e rápida, não havia motivos para preocupações. Depois era só voltar e restaurar o dente. Agradeço pela sua atenção e parabéns pelo blog, muito produtivo e informativo. Sucesso !!

        • :)

  213. Ola!
    Conforme relatos anteriores, comecei o tratamento dentário em 2009 (o meu caso é grande fratura na coroa – figura 3) e semana passada recebi uma notícia muito triste. Não entendo pq o tratamento é tão demorado e fiz de tudo para comparecer as consultas. Consultei com 4 dentistas e eles me disseram que a gengiva estava condenada, que teria que fazer canal para se possível recuperá-la e colocar o pino e a coroa!
    Assim ele me disse friamente que deveria colocar o aparelho, extrair o dente lesionado e colocar um provisório, para depois do tratamento de 1 ano colocar um implante dentário!
    O curioso é que ele nunca havia pedido o raio x do dente, apenas faço é colocar o cimento e fixar o dente provisório que vive saindo do lugar! Ainda assim, liguei para a clínica que faz o raio x do aparelho e eles me disseram que pelo prazo a documentação nem vale mais (fiz o exame em 2009).
    Mesmo assim, ele me disse que poderia colocar o aparelho, não perguntei se o exame que havia feito tinha ainda valor, mas conforme pesquisei com os 4 dentistas, todos eles me disseram que não precisava colocar aparelho!
    Não tenho o recibo do pagamento, queria primeiro conversar com ele sobre o que poderíamos fazer, é possível tirar uma 2º via de todas as receitas de amoxilina que me receitou ao longo desses anos como prova do tratamento?
    Tenho algumas, mas preciso de alguma orientação! Os mesmos dentistas que consultei disseram que um tratamento desses não dura mais do que 3 meses, por favor, gostaria de ter uma orientação!
    Abraços

    Wagner Dias da Silva

    • Wagner, se você não quer fazer um tratamento ortodôntico, não é obrigado. Não sei ao certo, sem examiná-lo, se seria benéfico no seu caso, mas sim, poderia ser (no sentido de adequar o espaço do implante). Caso você vá colocar aparelho mesmo, será necessário fazer novos exames. Se seu dentista guardou cópia das receitas prescritas durante esses anos no seu prontuário, você pode requisitar uma cópia. Mas ele pode, também, não ter guardado (embora devesse). Eu acho que a questão toda gira em torno da pergunta: seu dente (raiz) ainda é viável? Se for, em princípio, dá pra fazer a coroa já. Se não for, a solução é o implante.

      • Obrigado pela orientação Ana!
        Tenho certeza que pelo espaço que vc dá às pessoas que aqui frequentam, tem credibilidade de sobra e talento idem!
        Se tivesse consultório em minha cidade, pode apostar que trataria com vc!
        A respeito do implante, consultei o dentista hj e ele me disse que não tem salvação esse dente (ou o resto da raiz). Ele ficou surpreso por responder a ele que estava há mais de 4 anos em tratamento!
        O curioso é que meu dentista disse que vai enviar a documentação antiga (fiz o exame no início desse ano, não sei pq ele não havia enviado). Outro detalhe: fiz 3 exames iguais (esses exames são aqueles que tira o molde do dente) e ele sempre me fala que não sabe o que aconteceu com o documento, que extraviou!
        Essa semana vou questionar ele sobre o fato de só agora enviar a documentação, é possível acionar ele no o conselho de ética?
        Consultei na minha cidade e existe o Conselho Regional de Odontologia, mas gostaria de saber se existe algum meio de conseguir todas as cópias das receitas de amoxilina que me receitou, tenho algumas (inclusive de 2011). Acredito que, mesmo que ele tenha em seu consultório, não irá me dizer, mas quero apenas tentar reaver meu dinheiro de volta!
        Inclusive ele nem fez canal e parece que vai colocar o pino e a coroa assim mesmo, com o dente doendo, tudo o que ele faz é isso: colocar uma espécie de massa para segurar o dente falso que tenho!

        Abraços
        Wagner Dias das Silva

        • Então, peça orientação no CRO da sua cidade, Wagner. Geralmente existe um departamento que trata apenas dessas questões éticas.

  214. Ola doutora
    Eu tenho os dois dentes da frente trincados, mas é uma trinca superficial (apenas no esmalte do dente) e eu gostaria de saber se tem uma maneira de esconder essa trinca… tipo sem desgastar ou ter q fazer qualquer outra coisa nesse dente… eu ja visitei outros sites e disseram q a única forma seria com uma faceta, mas teria que desgastar o esmalte do dente e eu queria saber se tem como esconder essas trincas sem desgastar nada do dente.
    Abraços :)

    • Não William, só com faceta, mesmo. Mas essa trinca não é um problema, em si, principalmente se não estiver causando sensibilidade no seu dente (e pelo fator estético, claro).

      • Obrigado doutora, mas eu tenho que botar aparelho no meu dente, isso pode fraturar esse dente trincado?

        • Não, William.

  215. Fiz um canal e depois de alguns dias o dente partiu ao meio enquanto comia pão, quebrou um pouco mais da metade da frente do dente, ficando um pedacinho em cima, será que dá p restaurar?

    • Aline, talvez não dê pra fazer uma restauração direta, mas certamente dá pra restaurar de alguma forma… uma restauração indireta (uma “pecinha” que vai colada ao dente), uma coroa, etc.. Procure um dentista pra avaliar.

  216. Obrigada, ontem quando quebrou fiquei um pouco nervosa, a dentista não comentou que isso poderia acontecer e eu nem me liguei. Amanhã tenho consulta marcada, depois posto o resultado; mais uma vez obrigada pela atenção.

  217. Ola Dra. Tudo bem ?
    Eu tenho dois dentes com canal, os dois quebraram por completo, segundo desenho “grande fratura de coroa”, os dentistas parecem estar com medo de trata-los pois ja fiz 2 avaliações e eles não me retornam mais pra fazer o tratamento. Falaram em colocar coroa, eu tenho plano dentario que diz que cobre coroa em cerômero. O que é isso? Sera que tem conserto ?
    Obrigado.

    • Tudo ótimo, Leandro. Cerômero é um tipo de material semelhante a uma resina, ou seja, é um material plástico / resinoso (não é cerâmica). É um bom material, mas menos durável que a porcelana. Se ambos os dentistas falaram em fazer coroa é porque certamente seus dentes têm conserto.

  218. Doutora, tenho um dente bem comprometido, não apenas um, foi restaurado mas tenho medo de perdê-lo com o passar do tempo, aumento, queda da restauração etc. Além disso tenho percebido bastante despreparo de alguns dentistas, estrutura etc. Está cada vez mais difícil encontrar bons profissionais. Preciso saber se há motivo para alarde e qual a recomendação para encontrar bons profissionais.

    • Junior, mesmo com uma restauração grande, se o dente foi bem restaurado, não há razão pra preocupação. O que poderia ser considerado, talvez, seria a confecção de uma restauração indireta ou até uma coroa, dependendo do quantidade de tecido perdido. Isso traria mais resistência ao dente. Vale aí a avaliação do seu dentista. Quanto à escolha do profissional, tem um texto sobre esse tema aqui –> http://medodedentista.com.br/2011/08/como-escolher-um-dentista.html

  219. Doutora, meu dente 21 esta com uma fratura pequena na raiz, faz alguns meses, minha dentista disse q ele pode cair ou não e ultimamente estou com sensibilidade e estou ouvindo barulhinhos confirme movimento a boca, gostaria de saber se tem possibilidade de tratar esse dente ou vou ter que fazer extração e colocar implante?

    • Simone, se a fratura é em raiz, é praticamente certo que a indicação é de extração. Nesse caso, a solução seria o implante, OU prótese fixa apoiada nos dentes ao lado do espaço) OU prótese removível.

  220. Olá doutora, eu sofri um acidente de carro e ocorreram pequenas fraturas em meus dentes 11, 12 e 21. Restaurei esses dentes e em todos os 3 teve que aumentar o angulo do dente quebrado para que a restauração pudesse reter, após algum tempo fui me alimentar e a restauração do dente 21 caiu e uma pequena “trincada” a nível de esmalte ocorreu nesse dente, eu marquei de refazer a restauração desse dente, mas preciso por resina na parte “trincada” também? E após o tratamento ortodôntico pretendo desgastar esses dentes igualando-os ao tamanho que foi quebrado, isso é possível?
    Obrigado!

    • Eduardo, se o dente quebrou (mesmo que só em esmalte), seria bom que a restauração abrangesse, também, essa trinca. Quanto à diferença de tamanho entre os seus dentes, se isso for sutil a diferença, pode ser feito o desgaste, sim. Mas é preciso avaliar se é caso pra desgaste mesmo ou se os dentes apenas não estão nivelados (o que será corrigido com o aparelho, se for o caso… e aí não seria necessário desgaste).

  221. Olá Dra., muito bom saber que existem pessoas como a senhora, aconselhando e tirando duvidas de pessoas com problemas dentarios. A minha duvida é: minha esposa foi ao dentista para fazer canal pois o dente estava com uma bolha no mesmo (inflamado), paguei a vista e após o terceiro curativo a Dra. dela disse que teria que extrair o dente (que é o da frente) porque ele havia sofrido uma fratura interna. Por favor nos aconselhe, achei estranho gastar o dinheiro com o canal e após isso ter que retira-lo, minha esposa está apavorada, não pelo gasto, mas sim pela perda do dente da frente. Sera que existe outro jeito de salvar este dente sem recorrer ao implante?

    • Reginaldo, essa fratura deve ter sido percebida posteriormente, às vezes a fratura não aparece numa radiografia, por causa do ângulo em que ela foi feita, mas aparece em outra. No caso de fratura de raiz, infelizmente, o jeito é extrair, pois o dente perde sustentação e não dá pra mantê-lo. Mas se não foi feito o canal, esse valor pode ser revertido pra um outro tratamento, é questão de conversar com a dentista. As opções em caso de extração são: implante + prótese sobre implante (como a dentista da sua esposa sugeriu) OU uma ponte fixa, que se apoiaria nos dentes ao lado do dente que será extraído. Dá pra fazer uma ponte removível também, que é uma solução mais barata, só que se for 1 dente só, não vale muito a pena.

  222. Dra., é o seguinte, quando eu tinha uns 13 anos fiz um tratamento de canal em um dente superior. O problema, é que num intervalo de 4 anos, a massinha da obturação caiu 5 vezes, sendo que da 4ª para 5ª o intervalo foi só de 2 semanas. Você acha isso normal ? O problema maior é que na 5ª vez o dente caiu junto com a massa, quebrando também um dente bem logo abaixo. Eu achei que foi incompetência por parte da dentista, mas na hora não conseguia pensar em nada, só mesmo como que eu ia ficar sem dois dentes com apenas 17 anos. Graças a Deus, pude ir a outro dentista, e o tratamento custou R$5,000,00 !!!! Queria saber se eu posso pedir algum tipo de indenização. Poxa, eu pagava plano de saúde, o tratamento que ela fez não foi de graça. Minha raiva foi tanta que na hora eu peguei o cartão do meu plano de saúde bucal e quebrei em várias partes. Queria saber a sua opinião como profissional, pois me senti bastante lesado e constrangido por perder dois dentes e que ao ir a outro dentista tive que obturar 3 dentes de uma só vez.

    • Wesley, restaurações caem. Infelizmente. Todo dentista já teve que refazer alguma pelo menos uma vez na vida. Provavelmente a sua restauração, até por se tratar de um dente com tratamento de canal, era bem grande… talvez até não estivesse indicada uma restauração direta pra esse dente, mas um bloco ou uma coroa. A questão é que muitos convênios odontológicos não cobrem esse tipo de procedimento, aí o dentista acaba fazendo a restauração direta, mesmo (não, não está certo, mas acontece todo dia, é uma situação MUITO comum). Todo dente que perdeu muito tecido acaba ficando frágil… então a chance de quebrar é bem maior, mesmo! Não estou defendendo minha colega pois não examinei você pra ter todos os dados, mas também não posso acusá-la, pela mesma razão. Dentes mais frágeis se quebram mais facilmente, e isso geralmente não é culpa do dentista. Se é no seu caso? Não sei.

  223. Eu lhe entendo, Dra. Mas a questão é que não foi somente o dente em que foi feito o canal. Lembro que cada vez que eu ia botar a massinha, a dentista tinha que abrir cada vez mais, tanto que na última vez ela fez o procedimento em pé, porque não tinha mais o que abrir. Mas a minha indignação é que um dente de baixo quebrou-se por causa disso. Minha preocupação só não é maior pois eu tive condições pra pagar duas próteses, o que poderia ter sido evitado, eu acho que na minha idade perder 2 dentes de uma só vez não é normal. Tanto que quando fui para o outro dentista, depois de fazer uma avaliação, ele perguntou se era a primeira vez que eu ia ao dentista ! Achei um absurdo, porque além das próteses, tive que restaurar 2 obturações e fazer mais 3. Poxa, minha mãe fazia de tudo pra pagar um plano de saúde bucal, eu ia ao dentista, eu fazia os procedimentos corretos; escovação, passar o fio, usar enxaguante bucal, pra depois me acontecer tudo isso, não acho muito justo. Mas muito obrigado pela compreensão, você está me ajudando muito, tô aprendendo coisas que dentista nenhum foi capaz de me dizer ou esclarecer, muito obrigado mesmo. Só me sinto um pouco lesado por eu ter 8 dentes danificados com 19 anos, sendo que a média do brasileiro são de 4, e é porque eu frequentava o dentista regularmente, depois de tudo isso, ficou difícil de confiar dos serviços dos odontólogos, mas isso se deve por tudo isso que passei. Obrigado Dra.

    • Claro Wesley, é totalmente compreensível a sua consternação! Você se esforçou pra fazer a coisa certa e, no fim, as coisas deram errado. Mas olha, se eu posso dar um conselho pra você é: plano odontológico, via de regra (CLARO, não dá pra generalizar, mas são pouquíssimos que excluo desse conjunto), não representam benefício nem para o paciente, nem para o dentista. Só quem ganha é o próprio plano, que paga mal o profissional e não oferece ao paciente o que ele merece, além de cercear o direito de escolha da pessoa em se tratar com o dentista que quiser. É aquela história: a corda acaba sempre arrebentando do lado mais fraco. Por isso mesmo eu não atendo nenhum plano e, olha, sou muito mais feliz assim (e meus pacientes também). Tem 2 textos no blog sobre esse assunto, http://medodedentista.com.br/2012/03/a-rede-unna-e-a-odontologia-mais-barata-que-pipoca.html e http://medodedentista.com.br/2011/04/e-bom-ter-convenio-odontologico.html .

      Enfim, tente pensar por outro lado: você não tem 8 dentes danificados, você tem 8 dentes tratados e que hoje representam saúde pra você. O ideal é que eles nem precisassem ter sido tratados, mas se foram, que bom que você teve acesso ao tratamento. O melhor que eu posso aconselhar é: capriche na escovação e vá ao dentista regularmente (pelo menos 1 vez por ano). Assim você se livra da “aventura” dos convênios odontológicos e nunca mais vai ter que gastar dinheiro “demais” com sua saúde bucal… vai ser só acompanhamento e manutenção. Abraço!

      • Obrigado Dra.

  224. Eu tenho uma fratura bem na raiz e ainda não tenho meus 18 anos para poder implantar e tenho que colocar aparelho mas não posso, pois esse dente está quebrado na raiz e é bem o da frente, e eu quero colocar logo o aparelho, e eu ja fui em ortodontista e ate quem coloca implante e disse que eu irei ter que esperar para implantar, mas eu não quero, o que posso fazer para colocar logo o aparelho sem ter que fazer a cirurgia depois???

    • Hortência, se o seu dente está condenado à extração, o melhor a fazer é extraí-lo já, colocar o aparelho e usar uma prótese provisória (que pode até ser fixa ao aparelho) durante o tratamento ortodôntico. Quando o tratamento ortodôntico terminar, você já terá idade pra fazer o implante. Ou seja: se você está com pressa de instalar o aparelho, extraia o dente.

      • Ola Ana, mas todos dizem que eu tenho que esperar porque ainda esta em formação a minha arcada dentaria, e agora o que eu faço???

        • “Todos” quem? ;) Aos 18 anos você está no final da fase de crescimento, sim, mas isso não impede você de usar aparelho… pelo contrário! A melhor época pra um tratamento ortodôntico / ortopédico é justamente a fase de crescimento. Já para fazer o implante é preciso aguardar o final dessa fase. Por isso meu conselho: use aparelho agora, quando você terminar o tratamento ortodôntico já terá idade pra fazer o implante e o espaço / posição para a instalação dele será adequado.

          • Todos eu me refiro ao odontocirurgião e os dentistas. Ana, se eu colocar o aparelho há uma grande possibilidade de o meu dente quebrado cair pois ele esta mole!!!

          • Só se há alguma informação que eu desconheça… porque, aos 18 anos, é perfeitamente possível usar aparelho (aliás, bem antes disso). Quanto ao dente quebrado, a ideia não é esperar ele cair sozinho (com ou sem aparelho), ele precisa ser extraído ANTES de colocar aparelho.

  225. Olá Doutora,
    Estou no exterior neste momento e cheia de dúvidas. Sinto que meu primeiro molar está rachado. A parte externa (visível quando sorrimos) está intacta, sem mobilidade, indolor. A parte interna (próxima ao palato) também não dói porém apresenta leve mobilidade ao ser tocada. Este dente já havia sido restaurado ha algum tempo. Não sei dizer exatamente quando a rachadura aconteceu, pois não senti dor e não houve sangramento. Consegui uma consulta daqui a 48h mas estou muito preocupada e gostaria de ouvir sua opinião. Obrigada!

    • Ivana, sua descrição é característica de fratura, mesmo (parte do dente tem mobilidade e parte não). Torçamos pra que essa fratura seja apenas em coroa… aí a porção fraturada terá que ser removida e o dente restaurado. Se for uma porção muito grande, não dá pra fazer uma restauração direta… e aí será preciso uma peça protética ou uma coroa completa. Já se a fratura atingiu raízes, complica. Pode ser necessário extrair. Mas ó, não tô falando pra te assustar, só estou cobrindo todas as possibilidades. ;)

      • Obrigada Doutora!
        Mais assustada que eu já estou, seria impossível!
        Será possível ter fraturado a raiz mesmo sem dor ou sangramento?! Tratei dos meus dentes a vida toda (ortodontia) e já choro só de pensar em perder um dente que passou por tantas coisas pra ficar bonito…

        • Sim, Ivana, infelizmente. Mas pela sua descrição parece ser só a coroa mesmo.

  226. Doutora,

    Tenho o dente frontal fraturado há mais de 20 anos. Canal tratado. No inicio, fazia reparos com resina direta e se mostravam frágeis, quebrando em momentos mais inoportunos. Eu também não ajudo, pois acabo “esquecendo” do problema e mastigo normalmente.
    Há cinco anos, uma dentista recomendou a faceta de porcelana. Acatei a proposta, ela desgastou o dente e instalou a faceta. Essa faceta foi um alivio, pois ficou excelente esteticamente e com uma durabilidade boa. Entretanto, este ano fiz arte e a faceta se desprendeu. Fiz nova faceta. Trabalho embarcado e acabei mastigando acidentalmente um pedaço de osso. Resultado: novo desprendimento.
    Minha duvida é: a faceta apenas descolou, está intacta. É possível ser recolocada esta mesma faceta (ataque quimico e cimentação) ou preciso fazer uma nova?
    Estou começando a considerar fazer um implante. O que acha?

    • Vitor, se a faceta e o preparo no dente estiverem intactos, é possível recimentar, sim. Implante eu acho uma solução mais invasiva, porque pra isso seria preciso extrair o dente. Algo que você pode pensar para o futuro é uma coroa com pino, apoiada no próprio dente (raiz).

      • Realmente. Me informei sobre implante e prefiro continuar sem ter que passar por todo esse processo enquanto for possível. Liguei para a profissional que me atendeu e farei um retorno assim que desembarcar. Inclusive, ela me garantiu que nem cobrará se for apenas a cimentação. :o)

        • Que bom, Vitor, tomara que dê certo! :)

          • Já ia me esquecendo… Obrigado!!!!

          • Por nada! :)

  227. Doutora, tenho 18 anos e em uma queda fraturei um dos meus incisivos, o nervo ficou a mostra e foi feito um canal, e depois um implante de um pino de fibra de vidro com um dente de resina, mas eu detestei a estética do meu dente, o que eu faço pra mudar a estetica dele ? E com o passar do tempo, ele vai ficar mais fraco ?

    • Fernanda, é possível trocar a coroa e, em princípio, manter o mesmo pino de fibra. Você pode optar por um material mais estético, como a porcelana.

  228. Meu dente incisivo lateral nasceu afiado com ponta, tipo um triângulo, também tem conserto ?

    • Gabriel, nós dentistas chamamos esse tipo de dente de “conóide”. Por algum motivo, o dente permanente nasce com uma alteração na anatomia normal, do jeito que você descreve. Isso é muito comum com incisivos laterais. Tem conserto sim… é preciso “mudar” a anatomia dele com uma restauração estética ou com uma coroa (depende do caso). Procure um dentista pra avaliar. Se você preferir um especialista, procure um dentista especialista em estética / dentística.

  229. Olá doutora,
    Estou com uma duvida, os meus dois dentes superiores da frente quebraram, e eu tenho que colocar aparelho, queria saber se eles restauram o dente quebrado antes ou depois de colocar o aparelho.
    Parabens e sucesso!

    • São restaurados antes, Marcela. Até porque é uma questão, estética, né?! O que pode acontecer é você ter que substituir a restauração quando for tirar o aparelho… mas pode ser que não, também. Depende da avaliação do seu dentista quando chegar a hora.

  230. Doutora, estou com um problema imenso, um dente do fundo da minha boca quebrou, e eu queria saber se quando eu for ao dentista para terminar de extraí-lo o dentista já vai querer colocar a protese ou demora um pouco mais?
    Um abraço.

    • Anderson, demora um pouco mais. Primeiro será preciso verificar se é caso pra extração mesmo… pode ser que a raiz do dente esteja boa e dê pra colocar pino e coroa (o que seria ótimo). Se o dente for extraído mesmo, as opções são: implante + coroa, ponte fixa ou ponte removível. É possível você usar uma prótese provisória enquanto a “oficial” não fica pronta, mas mesmo assim ela deve ser instalada numa outra sessão, pois o dentista precisa moldar você e mandar fazer a prótese.

  231. Ola, eu fiz canal e depois de uns anos, quando usei aparelho, esse dente quebrou um pedaço. Fui ao dentista e ele reconstruiu o dente. Nao precisei trocar o dente inteiro, so um pedaço da parte de cima. O dente é o penultimo da parte direita, embaixo.
    Ultimamente tenho notado um escurecimento (preto) na parte de baixo do dente, seria o caso de implante?
    Obrigada.

  232. Olá Ana!
    Precisava de uma referência/indicação sua de um(a) dentista especialista em Dentística aqui em Minas. Confesso que estou insegura em recomeçar meu tratamento. Um tempo atrás, eu fiz uma restauração em um dente (da frente) que tem canal tratado… depois de alguns dias o dente “trincou” em algumas partes. Estou até hoje sem saber em qual dentista ir. Não quero voltar na mesma que fez a restauração. Perdi totalmente a confiança nela. Desde já, te agradeço muitooo pela atenção!! Obs: Se o consultório da Dra. não fosse tão longe, eu iria hoje mesmo!! rs

    • Mila, os dentistas que eu tenho cadastrados no blog são aqueles que atendem pacientes com fobia, não tenho uma divisão tão específica com relação à especialidade deles. De qualquer forma, vou fazer um apelo nas redes sociais pra ver se encontro um dentista especialista em dentística aí na sua cidade. Onde você mora?

  233. Ola Dra Ana, primeiramente parabéns pelo seu trabalho. Tenho algumas perguntas!! Bom, a primeira é que fui ao meu dentista pra colocar o aparelho fixo, ate ai td bem. Mas a duvida q esta me tirando a o sossego e que levei quase 3 meses entre tratamento e tempo de espera da radiografia pra colocar o aparelho. E um dia antes de colocar o aparelho fui fazer uma limpeza (sei q e normal), ate então não tinha nada de errado, mas no dia de colocar ela falou que eu tava com começo de carie “branca” e precisava fazer novo tratamento? O problema das “caries” q ela diz é q pegam de um canino no outro, sao manchas brancas sem relevo. Antes da limpeza eu me lembro que não tinha essas manchas não! Elas apareceram apos a limpeza! A outra pergunta é que notei que meu dente teve uma quebradinha mto pequena q apareceu somente hj, fica no dente da frente! Pode ser do aparelho isso dra, pois acho q ele enganchou no dente de baixo enquanto dormia? A ultima pergunta é que minha gengiva esta inchada no céu da boca e o mais impressionante é q é bem onde fica esse dente q teve um leve desgaste! Pode ser so pelo aperto do aparelho ou é gengivite? (obs :hj faz 6 dias q coloquei o aparelho), obrigado pela atençao, doutora.

    • Paulo, se são manchas brancas de cárie (cárie em estágio inicial), certamente elas já estavam lá antes da limpeza. Talvez elas tenham ficado mais óbvias, apenas. Enfim, se elas existem, é preciso tratar… nem sempre é preciso restaurar, se elas atingem apenas o esmalte, é possível que bochechos com flúor sejam capazes de reverter o processo. O “quebradinho” pode ter sido depois do aparelho sim, até pelo seu relato de ter “enganchado”. O inchaço gengival pode ser tanto por gengivite quanto pela movimentação ortodôntica, às vezes acontece. Há sangramento? Se não, deve ser algo passageiro.

      • Bom, obrigado ela resposta… o problema doutora Ana e q somente uma dentista viu essa manchas como se fosse caries… nem a dentista dona do consultorio viu essas manchas no dia, o problema e q nem sempre a restauração fica boa, ainda mais nesses lugares… ah, tava me esquecendo, ela falou carie pq na limpeza ela acabou por errar a limpeza e fez dois leves furos, tipo q ela tremeu a mão e furou o canino do lado esquerdo e o incisivo… bom vou tira essa duvida hj com um outro dentista, pois não posso tmbm ir na conversa de alguns dentistas da região aqui… sobre A GENGIVA, ERA SOMENTE POR CAUSA DO APARELHO Q INCHOU… JA TA NORMAL… OBRIGADO PELA ATENÇÃO DRA°.

        A JA IA ESQUECENDO, ESSAS MANCHAS DIMINUIRAM DE TAMANHO LOGO APOS A TROCA DO CREME DENTAL Q EU USAVA :/

        • Paulo, o aparelho usado na limpeza (ultrassom) não é capaz de perfurar o esmalte dentário sadio. Ou seja: se isso aconteceu, ou era cárie mesmo ou você tem fluorose (leia mais sobre o assunto aqui: http://medodedentista.com.br/2012/05/fluorose-como-tratar.html ).

          • Boa tarde doutora, olha eu de novo… bom como vi a matéria sobre fluorose… na minha cidade é bastante utilizado cloro e fluor pra tratar a água e tambem usei fluor quando era criança desde os 6 anos… sobre os quebrados dos dentes nao sei nem o q dizer, pois na primeira limpeza q fiz não tinha nada de errado, não estava quebrado, “furado” so apareceu na segunda limpeza, como q poderia virar carie em menos de 3 semanas? Como vi na matéria sobre fluorose, nunca pega somente em um dente e sim em varios! Meus dentes ja representavam que tinham algumas manchas desde a época da ultima troca dos dentes, mas eram menos intensas em brilhos!!! Uma pergunta q queria fazer, e se eu fizer as facetas em resina ou porcelana, podem me ajudar nesse aspecto? E quanto custaria?

          • Paulo, é como eu disse, as cáries (se são cáries mesmo, não sei, estamos teorizando) não apareceram de uma para outra, elas já estavam lá. Aposto mais na hipótese de fluorose mesmo, até porque você relata manchas em vários dentes (mesmo que menos intensas). Sim, esteticamente as facetas podem ajudar. Com relação a valores, procure um dentista pra avaliar, cada caso é um caso.

  234. Dra. Ana, boa tarde. Minha irmã fez tratamento de canal no dente 17, o mesmo estava quebrado do lado de dentro. O dentista diz que fez uma coroa parcial. Isso existe, protese de coroa parcial? A finalização, a estetica não me agradou pq tem a parte do dente e tem a parte da protese. Eu imaginava que seria uma coroa no dente todo.

  235. Oi Ana… Atualmente, eu estou morando em Diamantina/MG. Aqui tem vários dentistas… mas com essa especialidade em dentística não conheço nenhum. Obrigada pela atenção. :)

  236. Ola Dra, o meu problema é diferente dos que eu vi acima… eu estou com uma grande fatura da coroa, só que em vez do dente inteiro estar solto, só ta a parte que fica à mostra quando eu sorrio. O problema é que fiz um canal, e quando o curativo saiu ele ficou aberto e se quebrou essa parte que fica exposta, e hoje ele veio a cair, restando apenas o curativo e a outra parte interna do dente. Ainda tenho esse pedaço do dente, mas sera que tem salvação ou eu vou ter que arrancá-lo? Por favor me ajude… :/

    • Bruna, se a raiz do seu dente estiver boa, e considerando que o canal do dente já está tratado, seria possível colocar um pino encaixado na raiz e uma coroa encaixada no pino. Assim você não precisa extrair o dente e recupera tanto a estética quanto a função. Procure um dentista pra avaliar.

      • Muito obrigada, Ana!! De verdade <3

        • Por nada. <3

  237. Ola, boa tarde dra. Ana, fiz um canal ha 15 anos e coloquei um pivo, mas so que agora entre a coroa e a gengiva apareceu uma pedaço todo preto e quando dou risada aparece esse preto entre a coroa e a gengiva, segundo uma dentista disse pra mim que a gengiva tinha murchado, ai apareceu esse preto, o que daria pra fazer para eliminar esse preto? Obrigado.

    • José, é preciso fazer um outro pivô, porque esse não está mais bem adaptado ao seu dente / gengiva, já que a gengiva “murchou”. O “preto” deve ser a raiz do seu próprio dente, que parece estar, inclusive, cariada.

  238. Bom dia dra. Ana, essa raiz que vc falou que deve estar com carie, o que e feito para eliminar essa carie e quanto custa para fazer um pivo, e se tem como fazer uma restauração nesse canal com pivo mesmo que esse canal esteja com a raiz cariada, muito obrigado dra. Ana, aguardo sua resposta.

    • Uma cárie na raiz é como uma cárie na coroa do dente: o dentista precisa removê-la e restaurar o dente. O problema será se essa cárie estiver abaixo da linha da gengiva, aí complica um pouco e deve ser necessária até uma pequena cirurgia gengival. Enfim, estou apenas teorizando… o ideal é procurar um dentista pra avaliar a real situação, inclusive pra ter uma previsão de valores.

  239. OLÁ Ana, TD BEM?
    Ana, meu dente canino quebrou durante minha gestação… fui indicada a não fazer tratamento dentário durante esse periodo… Por fim meu dente que era apenas um “quebradinho”, foi se tornando um buraco. Hoje do nada um pedaço do dente caiu… a parte externa que fica aparente… a parte interna próxima a gengiva continua inteirinha… estou em prantos e querendo saber se terei que extrai o mesmo…
    Bjs

    • Lígia, é preciso avaliar, mas me parece que não é caso para extração, não. Provavelmente tratamento de canal + pino + coroa devem devolver a função e a estética do seu dente. Procure um dentista pra avaliar.

  240. Bom dia Dra. Ana, obrigado pela atenção e por responder… digamos então se fossem msm caries em estagio inicial… qual seria o tratamento? Aplicação de fluor ou uma microabrasão de esmalte?

    • Se a cárie atinge apenas o esmalte, bochechos com flúor podem reverter o processo. Mas no seu caso você já fala em “buraco”, ou seja, houve perda de tecido. Nesse caso, só restaurando mesmo.

  241. O buraco seria somente em dois dentes, sao muito pequenos, somente no esmalte, mas mesmo assim obrigado :/

  242. Ola doutora! Uso aparelho ha cerca de 2 meses e minha dentista só agora foi perceber que estou com uma carie em fase inicial no incisivo central, próximo a gengiva! Nesse caso qual seria o procedimento correto? Terei que tirar o bracket pra fazer essa carie? O que poderia ser feito pra ficar com o aspecto de dente normal? Vi que é formada pela Universidade Federal do Parana, em qual cidade vc teria consultório?

    • Welinton, depende… não necessariamente será necessário remover o bráquete, depende da posição da cárie. Mas se for preciso, é muito rápido… basta remover, fazer a restauração e colar de volta. O mais provável é que seja preciso remover só o arco. A restauração é feita com uma resina da cor do dente, então o dente parecerá nem ter restauração. Eu atendo em Curitiba-PR.

  243. Olá, bom dia!

    Meu namorado esta com um problema… ele usava aparelho (tirou faz um mês), enquanto ele estava com o aparelho, mascando um chiclete, o dente quebrou na parte de trás (ele não sentiu nenhuma dor), foi à dentista dele e ela fez um canal.
    Agora ele já tirou o aparelho, e ontem o dente dele caiu inteiro (o mesmo dente que havia tratado) também estava mascando chiclete.

    A minha dúvida é: será que a raiz do dente esta muito fraca?
    Eu também usei aparelho recentemente, e os meus fios foram do mais fino para o mais grosso e as borrachinhas também foram daquelas individuais para as trançadas. Porem as dele, hora era fio grosso (quadrado) depois voltava para o fio mais fino (redondo), um mês ele estava com os dentes super separados, na outra ajuntava, depois aparecia super separados novamente, as borrachinhas também, ora era a trançada, ora era a individual, não teve uma sequencia como o meu…
    Será que a dentista fez algo errado com os dentes dele? De tanto mover os dentes “pra lá e pra cá” acabou danificando todas as raízes?
    O que é melhor fazer? Procurar uma outra dentista? Qual especialidade? O que pedir (raio x)?

    Obrigada pela ajuda :)

    • A forma como é feita a movimentação ortodôntica varia, Juliana. Embora geralmente se siga uma sequência lógica (como você descreveu), ela pode mudar dependendo do plano de tratamento e principalmente da forma como o organismo do paciente responde ao tratamento. O fato do dente do seu namorado ter quebrado certamente não tem a ver com o tratamento ortodôntico… as raízes dos dentes não ficam mais fracas por causa disso. Pergunto: foi feita a restauração após o tratamento de canal? Se não foi, explicaria a fragilidade do dente. Se foi, provavelmente era uma restauração grande ou, outra possibilidade, a restauração soltou e ele mordeu em seguida. Dada a fragilidade momentânea do dente, a coroa se partiu. Enfim, estou teorizando. Mas não vejo problema, pelo seu relato, na conduta da dentista.

      Agora que o dente quebrou, resta devolver a estética e a função dele. A forma de fazer isso depende do quanto de tecido foi perdido… pelo que você falou, foi a coroa inteira. Nesse caso, considerando que o dente já tem tratamento de canal, provavelmente é caso pra pino e coroa. Se vocês preferem um especialista, podem procurar um dentista protesista ou especialista em estética (dentística). Não se preocupem muito sobre “o que pedir”, deixe que o dentista avalie e sugira opções de tratamento.

      • Muito obrigada doutora!
        Vou conversar com ele direitinho agora :)

  244. Olá, boa noite!
    Já faz alguns anos que fiz o tratamento em um pré-molar, de uma cárie, e minha dentista garantiu que era simples e que não precisava de tratamento de canal, passado alguns anos, ontem meu dente quebrou, quebrou a parte da frente ficando a raiz e o principio do dente e toda parte de trás, porém a polpa já tinha sido removida, ficou aquele dente oco com a frente quebrada, hoje meu dentista comentou que o dente está com uma grande infecção, e que o procedimento seria um tratamento de canal, que durará um mês, e um tratamento com antibióticos prevista para 7 dias, depois de combater a infecção, ele disse que arrancará o dente, e colocará uma prótese provisória de acrilico durante 6 meses até que coloque uma prótese de pino de porcelana, ele achou estranho, que mesmo pelo fato da infecção e de o dente ter ficado com cárie dentro de onde foi fechado com a massinha, um dos nervos está vivo. O que eu gostaria de saber é se há possibilidade da restauração do dente? Sem a precisão da extração e colocação de pino, e se poderia ser realizado o procedimento antes dos 6 meses.
    Aguardo ansiosa sua resposta, abraços.

    • Katharina, na verdade seu dente não será extraído. A própria raiz dele (com o canal tratado) será usada pra suportar um pino e, nesse pino, vai encaixada a coroa de porcelana. Pelo seu relato não dá pra fazer uma restauração, pois boa parte da coroa do dente já se perdeu… uma restauração não teria a resistência necessária. A prótese provisória só precisa permanecer enquanto a de porcelana é confeccionada, o que pode durar bem menos de 6 meses (em 3 ou 4 sessões é possível fazer a coroa de porcelana).

  245. Ola, boa noite doutora Ana, fui ao dentista, ela me disse que da para colocar uma massa nessa parte preta entre a gengiva e a coroa do canal, mais não ia ficar branquinho ia, ficar com sombra meio cinza, ela disse que bom mesmo era trocar a coroa, mas vou colocar a massa, se eu não gostar vou colocar a coroa, obrigado Dra. Ana, muito bom.

    • Ok, vale a avaliação da sua dentista!

  246. Bom dia!

    Muito bom o seu site, sempre que preciso busco informações nele.

    Tenho uma dúvida. Estou fazendo um tratamento dentário. Então fiz uma restauração em um molar superior. Até aí tudo bem, só que mesmo depois da restauração ainda continua sensível quando como um doce ou algo gelado. Isso é normal? Mesmo depois da restauração ainda sentir isso?
    Outra coisa, esse mesmo dente, após ter sido restaurado, quebrou quando eu mascava um chiclete, acredita? Rsrs, guardei até o pedaço do dente, aparentemente é a pequena fratura, porém tenho medo, pois nesse mesmo tratamento tive extrair a raiz de outro dente (molar inferior) que caiu, que anteriormente havia acontecido a mesma coisa, quebrou, então a dentista restaurou, porém tempos depois começou uma dor norme e o dente começou a se despedaçar. Tenho medo, será que meus dentes estão enfraquecidos? Sinceramente não estou a fim de ficar colocando próteses, gosto dos meus dentinhos! rsrs

    • Fernanda, até uns 30 dias após feita a restauração o seu dente pode ficar sensível, é comum. Se persistir mais que isso ou se a dor aumentar em vez de diminuir, seria bom procurar sua dentista pra reavaliar.

      Restaurações diretas (aquelas que o dentista faz em consultório), dependendo da quantidade de tecido dentário perdido, podem não ser o ideal. Pra esses casos existem as restaurações indiretas, que são feitas em laboratório e cimentadas no dente pelo dentista. Elas seriam como “coroas parciais”, digamos assim, pois são pecinhas que substituem apenas parte da coroa do dente. Pode ser que no seu caso seja a melhor escolha, pois é uma opção mais resistente. Converse com a sua dentista.

  247. Ola, tudo bem dra., gostei das suas explicações e da pagina aberta a todos! Quero lé parabénizar pelo empenho em ajudar as pessoas aqui no site tirando-lhe as duvidas que as atormentam, parabéns belo trabalho! :D Eu tenho uma pequena duvida ¬¬ tenho pequenas restaurações em dentes da frente superiores, ocasionadas devido a um acidente de carro onde bati a boca e lasquei os dentes. Bom, queria sua opinião. Eu poderia trocar essas restaurações e colocar as facetas de porcelana? Outra coisa, tenho um problema, eu escovo meu dentes de 3 a 4 vezes ao dia, dependendo do dia, se consumo alguns alimentos, fui em dois dentistas, um fiz um tratamento e restaurei alguns dentes e hj fui em outro e ele falou q teria dentes pra fazer ainda! O negocio é que faz menos de um mês que tenho terminado o tratamento e ele logo disse que ja tinha carie em outros dentes. O problema é que não como doces, é muito rara a ocasião q consumo doces… como pode pegar carie tão facilmente? Ja estou desanimado com isso, pois é casativo ir ao dentista, sei que tem q ir ao dentista regularmente! Mas cansa. Apos a troca dessas restaurações por faceta tem como colocar “aparelho fixo”? Pois tenho um leve erro na mordida dos dentes molares de trás, são mais pra fora do q normal! Obrigado pela sua atenção, no aguardo! Tchau :D

    • Alisson, sim, é possível fazer facetas. Mas se você pretende usar aparelho, aconselho que você as faça após o tratamento ortodôntico, pois a colagem dos bráquetes pode estragá-las. A cárie é uma doença multifatorial, então ela é resultado da combinação de vários fatores. Algumas pessoas não têm uma boa higienização e mesmo assim não têm tanto problema com cáries. Outras, como você, escovam sempre os dentes, mas vez ou outra apresentam cáries… é meio injusto ;). Tem um texto em que falo só sobre isso, aqui: http://medodedentista.com.br/2012/01/por-que-eu-tenho-caries-e-ele-nao.html

  248. Ok doutora, me ajudou muito. Só que eu fico pensativo, pois meu cunhado tem 30 anos, fuma, toma café e td e ainda não escova os dentes, e não se incomoda com isso :/ é triste

  249. Hola, tenho um dente da frente que precisava de um canal já tem um tempo, mas so consegui pro dia 21 de outubro… hoje percebi que ele esta meio fraco e meio mole… bom, no começo deixaram um pequeno buraquinho nele por conta de uma forte dor que eu estava sentindo, e deixaram aberto porque me disseram que tinha pus dentro… queria saber se quando fizer um canal vai resolver a fraqueza do dente por que estou com um tremendo medo de precisar arranca-lo.

    • Patricia, provavelmente sim. Pelo seu relato você tem um dente com abscesso e drenando pus, isso em si pode deixar o dente com um pouco de mobilidade. Em princípio, tratando o canal e controlando a infecção, seu dente, após restaurado, deve voltar a ser totalmente funcional.

  250. Carie profunda. Faz uns 3 anos… Perdi pouco menos que metade do dente. Nesse caso, tratamento de canal resolveria? Ou teria que extrair? A gengiva ta um pouco “solta” na parte do buraco (quebrada), será que atingiu a raiz? Obrigada :)

    • Difícil dizer ao certo, Bia. Mas se a cárie atingiu o canal, é preciso tratá-lo. Após o tratamento de canal, é preciso avaliar a quantidade de tecido dentário perdido para definir qual a melhor restauração (direta, indireta ou até uma coroa completa). Seria caso de extração apenas se a cárie fosse tão grande a ponto de atingir as raízes também, o que inviabilizaria a permanência do dente na boca.

  251. Moro em Natal/RN. Estou querendo fazer o ENEM para Odontologia na UFRN (particular é meio caro), pq meus pais querem, eu quero também, porque sinto que gosto… Mas vc que é dentista (além de gostar, claro) indicaria essa profissao? Considerando salario, aprovacao social, etc? Pode falar um pouco como é o curso e a profissao? Obg :D

  252. Qual a melhor area de especializacao para dentistas? Implantes?

    • Em que sentido, Lorrany? Pra ganhar dinheiro? As especializações que estão em alta, hoje, são implantodontia, ortodontia e Odontologia estética. Mas não adianta pensar nisso, porque você só vai ganhar dinheiro nessas ou em quaisquer outras especialidades se você gostar do que faz e se fizer muito bem. Use esses 2 critérios (“gosto” e “sei fazer”) e você vai se dar bem em qualquer área.

  253. Ola Ana, duas perguntinhas.. :D ouvi dizer que hoje em dia se faz canal mesmo em caries profundas que ja atingiram a raiz do dente, na solucao de nao se perder o dente… É verdade?
    Ana, nao entendo muito bem o procedimento de canal, pra quem ja perdeu quase metade do dente, ele compõe a parte do dente perdida? Perdi quase metade do dente por causa da bendita carie que tanto tenho medo :S nesse caso, com sua experiencia, o canal resolveria ou teria que botar coroa para “completar” o dente perdido?

    • Lucas, tem um texto que explica direitinho o que é um tratamento de canal, pode ajudar você a entender: http://medodedentista.com.br/2010/10/cqdm-03-o-tratamento-de-canal.html

      Na verdade você está comparando coisas bem diferentes. O tratamento de canal é necessário quando a polpa, que é o “nervo” do dente, é afetado ou exposto por uma cárie ou fratura na coroa. Quando isso acontece, o dentista remove o que sobrou do nervo e preenche o espaço interno do dente, inclusive as raízes, com um material que o veda e impede a proliferação de bactérias.

      Quando você fala que “perdeu quase a metade do dente”, creio eu que você esteja se referindo à coroa do dente (porque as raízes devem estar ok, lá dentro da gengiva). Aí, pra definir qual o tratamento restaurador fazer depois de tratar o canal, o dentista avalia a quantidade de tecido perdido. Se foi “quase a metade”, provavelmente as melhores soluções são: restauração indireta (popularmente chamada de “bloco”) ou coroa total.

  254. Oi Ana, tenho muito medo de ir ao dentista, nao tanto da dor, pq um dia querendo ou nao sofremos de dor na vida, seja ela qual for. Mas sim medo da reação dos dentistas com o meu caso, rsrsrs. É carie profunda… vc que é dentista, ja conheceu / conhece varios, existem os mais chatinhos? Morro de medo de me consultar e levar uma bronca ou um “ai que nojo, como ela chegou a deixar o dente nesse ponto”… :/

    • Karina, chato tem em todo lugar :D. Portanto, tem dentistas “chatinhos” sim. Mas você pode ter CERTEZA que nenhum chegaria ao ponto de falar em “nojo”, até porque os problemas bucais fazem parte do nosso dia a dia, a gente não se “assusta” fácil. Na verdade você não tem medo, tem vergonha… que eu diria que é quase tão comum quanto o medo / ansiedade. Tem um texto no qual falo sobre isso: http://medodedentista.com.br/2010/11/vergonha-do-dentista.html

  255. Ana, estou querendo fazer um plano Amil Dental, nao sei se vc conhece, rsrsrs. Bem, quanto as coberturas condiz que eu tenho direito como cobertura a coroa / protese unitária. Existe possibilidade de o dentista só querer realizar o procedimento pagando?

    • Leonardo, o dentista não é obrigado a realizar todo tipo de tratamento odontológico, tanto faz se através de plano ou em âmbito particular. Então, ele pode optar por não atender determinados procedimentos pelo plano (geralmente isso ocorre porque o que o convênio paga para o dentista é tão pouco que não vale a pena). Por outro lado, o paciente tem total liberdade pra procurar outro profissional que realize os procedimentos que ele precisa através do plano.

  256. Oi Dra. Ana :D. Vou no dentista proxima semana, mas estou bastante ansiosa e querendo perguntar logo… Eu sei que é só com especialistas no assunto, mas querendo adiantar tem como eu saber, esteticamente, se a carie ja atingiu a raiz do dente? Se sim, como? Obrigada :)

    • Não Larissa, apenas visualmente não dá (a não ser que a cárie seja ENORME e o dente esteja até aberto, já). É necessário um exame clínico em que o dentista faz alguns “testes” pra ver como o dente responde a certos estímulos e, certamente, uma radiografia.

  257. Existe a possibilidade de colocar coroa em um dente com carie já na raiz? Ou só extracao resolveria mesmo? :(

    • Samuel, se for possível remover a cárie e restaurar o dente, é possível, sim. Geralmente nesses casos é preciso fazer uma pequena cirurgia de gengiva também, pra expor a cárie a ser removida e o início da raiz, de forma a ser possível “encaixar” a futura coroa.

  258. Olá Dra. Ana, moro em Natal/RN. Será que vc poderia me fornecer o site com os locais/hospitais que oferecem procedimentos odontologicos gratuitos pelo governo, estado, etc? Obrigada. Acho muito lindo o seu trabalho com humildade, para ajudar os outros, que bom seria se todos os dentistas pensassem e agissem como você :D Parabéns!!! Sou sua fã de verdade, espero um dia realizar meu sonho de ser dentista ou médica para ajudar as pessoas :) Humildade sempre.

    • Clara, obrigada, gentileza sua. :)

      Não tem um site específico que traga todas essas informações, a dica é procurar faculdades de Odontologia, associações e sindicatos. Eu explico melhor isso aqui –> http://medodedentista.com.br/2012/01/dentistas-gratis.html . Dá pra procurar atendimento nas Unidades de Saúde também, mas a variedade de procedimentos é limitada, se for necessário um tratamento especializado, o paciente é encaminhado para um CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), e aí o atendimento pode demorar um pouco.

  259. Olá Ana, só se tira raio x dentários em clinicas/hospitais particulares? :/

    • Bianca, não necessariamente… depende do hospital. Em Unidades de Saúde geralmente não há o aparelho, a maior chance é de encontrar esse tipo de equipamento em CEOs (Centros de Especialidades Odontológicas), mas também não é certeza. O mais certo mesmo é no atendimento particular. Mas radiografias dentárias (panorâmica, periapicais) são relativamente baratas, não costuma ficar caro para o paciente.

  260. Olá doutora, Boa Tarde, entao, meu dentinho da frente é meio que quebrado (lado direito), bem, tenho 19 anos, sou do RJ-RJ, e contando também que eu arranquei o dente Nº 46, também lado direito, estava furado e doendo, nisso ficou um buraquinho haha. Queria saber o que eu faço com esses dois casos, eu uso aparelho já há uns meses pra tratamento dos meu dentes que eram um pouco tortos. AGUARDO. Denner.

    • Denner, o dente da frente, se a fratura não for grande (e parece que não é, pelo seu relato), pode ser restaurado de forma direta com resina. Já o espaço deixado pelo dente extraído, depende: ou esse espaço deve ganhar uma prótese (removível, fixa ou implante + prótese sobre implante) ao término do tratamento ortodôntico, ou (e é preciso verificar com o seu ortodontista se esta segunda opção se aplica a você) o espaço pode ser fechado “puxando” os dentes de trás (o segundo molar e o siso, e talvez o siso nem tenha nascido, ainda). Enfim… solução, tem. :)

  261. Olá Doutora!

    Meu problema é meio difícil de explicar… Seguinte, ha pouco tempo percebi que entre dois dos meus dentes superiores que se uniam, havia um buraco na parte de baixo entre eles, coloquei um espelho e depois de ver melhor percebi que realmente era uma cavidade, não parece carie, acho que ele quebrou, só não entendo como ele quebrou desse jeito, não doi mas realmente incomoda muito, com o tempo e falta de ir ao odontologista esse buraco aumentou, mas não para os lados ficou entre os dentes, bem perto da gengiva, ou seja, alem do buraco perto da gengiva estou com um buraco enorme em dois dentes, qual será o procedimento que o dentista irá tomar?
    Obrigado e parabéns pelo trabalho!

    • Gabriel, PARECE pelo seu relato que você tem uma anomalia dental chama “geminação” (pode ser “fusão” também, se estiver faltando um dente ao considerarmos o número normal de 32 dentes, incluindo sisos). Seria mais ou menos isso –> http://odontopedia.info/index.php/Arquivo:Fusao.jpg só que no seu caso as coroas estão unidas “em cima” e separadas mais perto da gengiva (se bem entendi sua descrição). A solução é restauração ou prótese (coroa)… vai depender muito da estética atual desses seus dentes. Se o “buraco” aumento, certamente há cárie no local, e será preciso remover a cárie antes de qualquer coisa. Procure um dentista pra avaliar!

      • Oi Doutora Ana

        Obrigado por responder minha duvida!
        Vi a imagem e “GRAÇAS A DEUS” não se parece nada com meu caso, pela sua descrição no decorrer do texto, me identifiquei com a segunda hipotese, creio que por dentro da gengiva está tudo “certo” porem do lado de “fora” não.
        Pergunta: se for restauração, ela será normal? Pq nunca vi um dente quebrar desse jeito, e pra te falar a verdade até estou com medo do dia em que for ao dentista.
        Mais uma vez obrigado!

        • Bom, melhor assim ;). Sim, em princípio bastaria o dentista fazer a restauração, direta mesmo. A necessidade de tratar o canal dependeria do nervo ter sido afetado, o que talvez nem seja o caso. Vá tranquilo, o importante é resolver isso logo.

  262. Dra. tenho um dente (superior da frente, n. 11) que bati quando era pequena, e foi feito canal e depois prótese. Sempre teve uma fratura na ponta deste dente porém nenhum dentista falou nada, agora quando fui trocar minha protese, a dentista não conseguiu tirar a prótese, e falou que minha raiz está quebrada e ela está com medo de tirar a prótese e o dente junto… Não existe um jeito de tirar a prótese sem puxar? Porque não sinto dor, nem nenhum sintoma que pudesse denunciar que o dente está comprometido. E a dentista ainda falou que vou extrair o dente e fazer implante (o que eu não vou fazer). O que eu faço??? Só queria trocar minha prótese.

    • A única forma de remover a prótese sem puxá-la é desgastando ela, Bianca. Mas, se a raiz está quebrada mesmo, certamente será preciso extrair. E se você extrair, vai ter que substituir esse dente de alguma forma, sendo as opções: implante + prótese sobre implante OU prótese fixa (se apoiando nos dentes ao lado) OU prótese removível (ponte).

  263. Bom, estou com uma dúvida! Urgente. Queria saber se tipo, meu dente do fundo, o de mastigar, ja fiz canal nele uma vez… em um postinho publico… acho que me descuidei um pouco, até que chegou um dia em que ele quebrou um pedaço enquanto mastigava chiclete… relaxei mas uma vez, ao invés de ir a um dentista fiquei com medo e deixei daquele jeito… Ai agora ele esta c/ um buraco ja esta na gengiva e ta um pedaço quebrado. Estou c medo de ir ao dentista e ter que fazer uma extração… sera que vai ser necessario extração ou vai apenas colocar uma massinha tipo preenchendo o pedaço do dente que esta faltando?????? POR FAVOR ME TIRE ESSA DUVIDA CRUEL.

    • Bianca, depende muito de quanto do dente se perdeu. Provavelmente, pela sua descrição, uma restauração direta não será suficiente (pois o “buraco” já está perto da gengiva). Mas creio não ser caso de extração, não. Se apenas a raiz do dente estiver boa, dá pra colocar pino e coroa. Já se houver uma boa parte da coroa viável, seria possível fazer um “bloco” (uma restauração indireta, que é uma peça cimentada no dente e que o reconstrói). Enfim… você precisa procurar um dentista pra avaliar.

  264. E quando quebra na linha pontilhada do desenho da coroa, ainda dá para colocar pino e coroa?
    Att

    • Dá, Alexandre. O problema é quando a fratura se dá abaixo da gengiva, aí pode não ser possível OU seria necessário fazer uma pequena cirurgia gengival pra expor o término da raiz e ser possível encaixar o pino e a coroa.

  265. Olá. Hoje fui em um churrasco, tomei muito refrigerante. Ok
    Meu dente, o quarto de trás para a frente, estava doendo e parecia ter um buraquinho. Hoje fui passar um palito de dente nele e puf, ele saiu e não saiu pouco não, quando vi estava com cárie :( O que é preciso fazer? Eu tenho uma coisa (não sei o nome) que quase todos os meus dentes são de leite. E eu já tenho 18 anos. Fico triste poxa, já tive que tirar um dente. E agora outro? Sem contar que o último dente tá com um buraquinho. Mas, a minha maior preocupação é isso que acaba de acontecer.
    Vou segunda-feira no posto de saúde (mas, fico com medo de os dentistas serem “porcos”) por ser do posto. Tô sem dinheiro. Você acha que irá resolver? To com medo de ter que tirar ele e de quebra o que tem um buraquinho. Me ajuda? Você teria ideia do porquê que ele quebrou? Será pela cárie, ácido demais pelo refrigerante? Beijos.

    • Mariana, certamente ele quebrou porque já estava cariado por dentro (por fora um buraquinho, mas por dentro uma cárie grande). Eu falo sobre isso nesse texto –> http://medodedentista.com.br/2012/11/como-a-carie-invade-o-dente.html . Com a dentina amolecida e sem suporte, o esmalte não aguentou e quebrou.

      Não, isso não é razão pra extrair o seu dente. É possível restaurá-lo, assim como o outro dente que tem um “buraquinho”. E não tenha medo do dentista que atende na Unidade de Saúde, ele é tão competente quanto qualquer outro (e teve que passar em concurso pra estar onde está). O que falta, às vezes, são recursos (que o Estado deveria prover)… mas não conhecimento ou técnica. Falo sobre isso aqui: http://medodedentista.com.br/2011/02/o-dentista-do-postinho.html

      Abraço! ;)

  266. Bom dia, doutora, tenho uma pequena linha quase imperceptivel no meu dente da frente. Gostaria de saber o que pode ser? Nao doi.

    • Carlinha, provavelmente é uma trinca de esmalte. É um achado relativamente comum e que não traz problemas necessariamente, se você não sente dor / sensibilidade, não precisa se preocupar.

  267. Oi, olha, gostaria de fazer um desabafo.
    Há uns 8 anos atrás quebrei um dente da frente, foi praticamente metade dele, porém foi colado o fragmento e um pedacinho que não foi encontrado foi colado com resina. Há 2 anos coloquei aparelho e às vezes eu sinto como se ele fosse cair… Já falei pro meu dentista, ele falou que quando tirar o aparelho ele pode ver o que fazer. Mas tenho medo do dente cair… Pode acontecer de cair mesmo eu usando aparelho? E se cair, qual procedimento deve ser realizado??? Obrigada.

    • Lara, poder cair, pode. Mas se o seu dentista já avaliou e não viu risco imediato disso acontecer, creio que você não deva se preocupar. Se acontecer do fragmento ou da restauração se desprender, é possível restaurar novamente mesmo usando aparelho. No máximo será preciso remover o bráquete do dente em questão, restaurar / colar o fragmento e colar o bráquete de volta.

  268. Ola, tudo joia? Fui a um parque aquático e quebrei os dois dentes anteriores (da frente) e os mais lindos kkkkkk. Sou muito jovem para usar um pivô! E se a minha mãe me pegar com os dentes quebrados eu to morto… já imaginou? No meu caso foi “grande fratura da coroa”. Tem como restaurar sem a precisão de pino+coroa? E se for por esses negócios eles vão ficar feios e com cores diferentes dos demais? Eu to apavorado… porque eles quebram facilmente??? Tenho tantas perguntas, sou um tanto questionador. Usei aparelho! Isso pode ter afetado a saúde bucal? O material utilizado para a restauração da parede dentaria é de qualidade ? E já ta bom, desculpa por tanto questionamento.

    • Arlan, acho que todo mundo é jovem demais pra usar pivô… ;) é o tipo de coisa que a gente não quer nunca ter que usar, mas se é necessário, é necessário. Se se trata de uma fratura grande de coroa, infelizmente, não dá pra restaurar de forma direta… é preciso no mínimo algum tipo de pino de pino intra-radicular pra dar mais resistência, uma restauração direta não suportaria a carga mastigatória e logo ia quebrar. O fato de você ter usado aparelho não interfere em nada, a quebra dos dentes se deu pelo trauma da batida. E sim, o material usado em restaurações e próteses é de qualidade, mas, como em tudo, as características variam dependendo do material. Então, agora é hora de enfrentar o problema (e a sua mãe): procure um dentista pra avaliar a extensão do dano e tratar de acordo. Coragem! Solução, tem. :)

  269. Oi doutora!!

    Caí de moto e bati o meu queixo no chão… acabou que quebrei o tampão do meu dente do fundo, e o outro dente está com a metade bem mole, e o outro dói quando eu aperto… estou com muito medo de perde-los… gostaria de saber o que devo fazer para que isso não aconteça???

    • Ana, procurar um dentista JÁ pra avaliar a extensão dos danos. O dente quebrado pode ser restaurado, e o dente mole e o dolorido precisam ser avaliados pra ver se há necessidade de alguma intervenção pra evitar problemas maiores. É possível que seja necessário tratar o canal de 1 ou mais deles.

      • Marquei o meu dentista pra amanhã pois no acidente cortei o meu queixo e levei cinco pontos, o que impede que eu abra a boca o suficiente para a dentista me avaliar… o fato de eu não ter ido no dentista no mesmo dia do acidente pode piorar o meu quadro já que tem 3 dias do acontecimento??? E também estou sentindo uma dor, como se fosse um nervo da boca até o ouvido… será que é porque deve está inflamado??? Tem algum risco de eu perder algum dos meus dentes???
        Obrigado pelas dicas!!! Foram necessárias…

        • Sim Ana, em caso de trauma, quanto antes se procura o dentista maior é a chance de evitar problemas maiores. Mas não dá pra afirmar que houve algum prejuízo maior no seu caso, é preciso avaliar. A dor pode ter vários motivos mas, considerando a pancada, é mais do que esperada. O risco de perder dentes existe, principalmente o dente mole (às vezes o dente está mole por uma fratura de raiz, por exemplo). Mas estamos no campo das suposições, não dá pra afirmar nada sem uma avaliação mais específica.

  270. Boa noite, coloquei um pino no dente da frente e sempre incomodando, fiz particular, pois meu plano não cobre, mas devido as dores pedi um raio x do dente e foi constatado que o pino estava torto, o dente está hoje com a gengiva no caminho, onde fica o pino se percebe uma marca vermelha e tudo indica que vem por ai o abscesso, fui ao medico ha dias atras e ele mandou eu tomar amoxilina durante 8 dias e voltar lá para retirar o pino e recolocar na posição certa, so que a inflamação com sinal de abscesso veio apos a consulta com ele, o que fazer, vou logo lá, ou tomo os remedios e depois vou no dia marcado? obg aguardo…

    • Tome os remédios e vá no dia marcado, Marconi. Assim a infecção já vai sendo tratada, senão seu dentista não vai poder nem mexer no dia da consulta.

  271. Oi Doutora, gostei muito do conteúdo do seu blog, parabéns. Tenho pequenos pedacinhos de dente quebrado nos dentes superiores da frente (dos 4 primeiros, só um está 100%), não dá quase nem para notar, quebrei há muito tempo atrás. Um foi tentando descascar um fio de fone de ouvido com o dente (risos), outro na piscina e o outro bati em um muro. Já fiz avaliação dos dentes devido a um concurso militar e o doutor disse que meus dentes estavam ótimos. Entretanto quando eu passo a lingua pelos dentes eu consigo sentir esses pequenos defeitos, e isso me incomoda muito. Gostaria de saber se mesmo passando muito tempo é possível restaurá-los e se eu não restaurar o que pode acontecer? Agradeço desde já sua pela sua atenção e mais uma vez parabéns pelo blog. Abraço.

    • Emilio, é possível restaurar, sim, principalmente se um dentista já avaliou e não encontrou maiores problemas. Não conheço exatamente a situação, mas possivelmente nem seja necessário restaurar se essas pequenas perdas de tecido dentário não forem comprometedoras. Claro que a perda de esmalte expõe a dentina, que é a camada que está logo abaixo, e isso pode facilitar o aparecimento de cáries. Então, se você não for restaurar, é bom fazer um acompanhamento periódico no dentista.

  272. Olá Dra! Por gentileza me esclareça duas dúvidas:
    1a- não completou um ano ainda e surgiu uma linha escura (mancha) bem rente ao meu pivo (arcada superior lado esquerdo, vizinho do dente maior) o que posso fazer para resolver? Será que esta mancha aumentará?
    2a- na arcada inferior tenho um espaço que gostaria de preencher com resina (diastema), a falha é bem no centro e fica muito visível e feia. A dentista me fez uma ppr para resolver esta falha e alguns dentes perdidos do fundão, mas não me adaptei com esta ppr. Achei mto incomoda, principalmente para me alimentar. Material feito com silicone seria mais moderno e seria mais funcional? Por favor me responda, estou ansiosa aguardando sua valiosa opinião. Grande abraço,
    parabéns pelo blog.

    • Mary, vamos lá!

      1. A mancha é no pivô rente à gengiva ou a gengiva está escurecida? Pergunto porque as 2 coisas são comuns. Pode ser que sua gengiva tenha retraído e esteja aparecendo uma parte metálica interna do pivô ou pode ser que o pino, sendo metálico, esteja deixando uma sombra escurecida na gengiva. Em tese, pra resolver os 2 casos, seria preciso fazer um novo pivô.

      2. Me parece que o seu diastema é BEM grande, tanto que sua dentista resolveu com uma prótese (a falha deve ter o tamanho de um dente, ou quase). Nesse caso, principalmente em dentes inferiores, não dá pra restaurar diretamente com resina porque ficaria muito estranho, a anatomia dos dentes ficaria muito alterada, eles ficariam muito largos. A prótese “de silicone” na verdade não é de silicone, é apenas uma PPR feita com uma resina na qual é adicionado um componente que a deixa um pouco mais flexível, o que a deixa mais confortável principalmente pra colocar e pra tirar. É uma opção mais moderna sim, mas não necessariamente mais funcional. Enfim… se a causa do seu diastema não for uma doença periodontal ativa (esse tipo de diastema é bem comum nesses casos), há a opção de fechar o diastema com aparelho, também. Aí nem haveria necessidade de prótese.

      • Dra Ana: a mancha fica bem na parte superior do dente postiço, formando uma linha bem fininha escura. Não fica na gengiva não, pois mantenho uma higiene impecável, principalmente agora tendo estes problemas. Em relação à falha central inferior, deve ter ocorrido devido a falta de alguns dentes no fundo (mobilidade), creio eu. Fico muito agradecida pela resposta(s). Abraços Dra. Ana.

        Complementando minha dúvida: será que se eu pedir para a dentista preencher esta falha, mesmo aumentando um pouco os dois dentes para fechar, será uma saída? Pois ficou cara esta ppr e não poderei usar… não pretendo fazer outra ppr, seria uma alternativa de emergência para este caso. O que a senhora acha?

        • Mary, a linha escura não tem a ver com a qualidade da higiene, é mais por causa da opacidade do pino e da transparência da gengiva na região (ou, como citei, faz parte da da própria prótese).

          Então… se o espaço for maior que uns 4mm, fechar com resina pode ficar BEM esquisito. Mas é questão de você conversar com a sua dentista, se ela achar viável…

  273. Muito obrigada Dra. Ana pela sua atenção.
    Abraços.

    • ;)

  274. Boa tarde, doutora.
    Vou lhe relatar o que aconteceu comigo: estava mastigado e acabou quebrando o meu segundo molar, me preocupei e fui ao dentista, chegando lá ela disse que era caso para canal, sei que não sou especialista na area, mas pelo o que eu li uma restauração pode resolver, pois so quebrou a lateral do dente, e pelo meu ver não foi tão grande assim, pois nem sangrou, boa parte dele também esta intacta. Lembrando que esta cariado.

    Desde já agradeço, Dra.

    • Juliana, não tenho como afirmar se há ou não necessidade de tratar o canal. Mas se o dente está cariado e quebrou, provavelmente a o motivo do tratamento de canal não é nem a fratura, mas a cárie (e o motivo da fratura deve ser o mesmo). Não ter sangrado não significa muita coisa, pois dentes necrosados / desvitalizados podem não sangrar ao terem a câmara pulpar (onde se aloja o nervo do dente) exposta.

  275. Bom dia, meu dente da frente quebrou, fui no dentista e ela reconstituiu. Minhas perguntas são: É normal ficar com aquela dorzinha no dente? Corro o risco de quebra-lo novamente? Tem alguma espécie de reconstituição de dente que eu possa fazer pra que eu possa comer sem medo de quebra-lo novamente? Meus dentes superiores não encaixam com os inferiores, preciso usar aparelho, mas antes estou tratando de todos, o dente que eu tinha mais segurança em morder era exatamente o que foi reconstituído. Perco até vontade de comer, com medo do dente quebrar. O que posso fazer?

    • Eliane, logo após a confecção de uma restauração o dente pode ficar dolorido, sim, por uns dias. Mas geralmente é uma sensibilidade passageira e que vai diminuindo aos poucos. Sim, sempre há a chance de quebrar o dente novamente, afinal de contas se o dente, que é muito mais “forte” que uma restauração se quebrou, imagine uma resina. Mas não é pra você ficar preocupada não, essa é uma possibilidade, não uma certeza. Apenas tenha isso em mente e, se for morder algo mais duro, vá com calma. Restaurações diretas (aquelas que o dentista faz na hora, no consultório) são menos resistentes que as indiretas (aquelas que são feitas em laboratório de prótese e cimentadas no dente do paciente). Então, uma possibilidade, é fazer uma restauração indireta para maior segurança. Mas se seu dentista achou que dava pra fazer de forma direta, eu não me preocuparia muito.

  276. Olá, comecei a sentir dores no penúltimo dente do lado esquerdo, apenas quando eu comia alimentos duros, fui ao dentista e como eu tinha uma restauração antiga ele abriu o dente e disse que não tinha cárie e refez a restauração, depois que passou a anestesia comecei a ter uma sensibilidade maior ainda, e o dentista resolveu fazer um raio x e foi constatado que minha raiz estava fraturada, é possível um dente íntegro como ele mesmo disse ter uma fratura sem “motivo”? Pois eu não bati a cabeça ou sofri qualquer tipo de acidente.
    Agora terei que extrair um dente “perfeito”.
    Obs.: Fiz um coroa para o dente de baixo na mesma direção, mas como a coroa ficou alta e não dava mais para desgastar, ele começou a desgastar o dente de cima, esse que está doendo, depois disso começou a sentir as dores, tem alguma relação?
    Desde já agradeço pela atenção.

    • Danielle, infelizmente é possível, sim. O próprio esforço mastigatório pode levar um dente a trincar. A coroa “alta” colocada no dente antagonista pode até ter colaborado pra isso (não estou afirmando, só “teorizando”). Quando há um contato prematuro (um dente tocando no arco oposto antes dos demais) é colocada uma força muito grande sobre um dente só… e isso, em si, pode levar a uma fratura se não corrigido. O desgaste do dente, também, pode levar à sensibilidade dentinária, pela remoção de tecido.

  277. Ola Ana!! O meu dente quebrou na banda do aparelho. Estou preocupada pois só vou no dentista em março. O q faço?
    Obrigada pela atenção!

    • Luh, procure seu dentista (ou outro dentista, em caráter de urgência) antes. É preciso verificar se houve algum dano mais sério, até pra evitar que o dente quebre mais.