Como saber se o dentista é MESMO dentista?

O dentista é falso, mas a agulha…

Dentista (na verdade, cirurgião-dentista é o nome oficial da profissão do Brasil e médico dentista em Portugal) é aquele cara que se formou em Odontologia (ou Medicina Dentária), certo?! Mais ou menos. Realmente: pra ser dentista é preciso cursar faculdade… não existe dentista “de nível técnico”. Mas para exercer a Odontologia de forma legal, além do dentista ser formado é necessário que ele seja registrado no Conselho Regional do seu estado.

Muita gente entra em contato perguntando como saber se o dentista é MESMO dentista. Essa preocupação faz muito sentido, considerando que diariamente vemos notícias de falsos dentistas atuando por aí. Não preciso nem falar sobre o perigo a que está exposta a pessoa que se submete a um ~~tratamento~~ com um cidadão desses, né?!

É importante ressaltar que muitas vezes o dentista não consta como registrado no Conselho Federal de Odontologia, e nem por isso ele trabalha de forma ilegal. É que, logo que se forma, muitas vezes o profissional recebe um registro provisório (por questões burocráticas, demora na liberação do diploma, etc..) e esse registro vale por até 2 anos. Então, se o nome do dentista consta na base de dados do Conselho Regional mas não ainda na do Conselho Federal, é porque ele tem menos de 2 anos de formado.

Ah, vale comentar: dentista prático e dentista falso são coisas diferentes, embora as pessoas usem os termos como sinônimos. Os dentistas práticos eram profissionais portadores de diplomas ou certidões de vida escolar fornecidos pelas extintas Faculdades de Farmácia e Odontologia, e receberam autorização legal para continuar arrancando dentes trabalhando pelo Decreto-lei 7.718 de 1945, mediante avaliação, durante certo período. Hoje não se reconhece mais a atividade profissional dessas pessoas como legal, mas entre 1946 e 1997 foram submetidos ao Poder Legislativo cerca de 30 Projetos de Lei com a intenção de regulamentar a atividade profissional desses dentistas empíricos. Tanto esforço em torno da causa só comprova o que a gente já sabia: tem um monte de dentistas ilegais trabalhando por aí, principalmente atendendo pessoas de baixa renda em localidades afastadas dos grandes centros urbanos. Tem até tese de doutorado sobre o assunto…

CFO

Bom, tudo esclarecido, vamos ao que interessa. Para consultar se um profissional tem registro no Conselho Federal de Odontologia, clique aqui. Procure preencher o nome OU o número do CRO, colocando os dois pode haver conflito de informações caso um ou outro esteja errado ou incompleto, e a sua busca pode não dar em nada. Você pode também procurar diretamente no site do Conselho Regional de Odontologia do estado do Brasil no qual o dentista atua.

Se você mora em Portugal, clique aqui para consultar na Ordem dos Médicos Dentistas.

Agora você já sabe como descobrir se o dentista é registrado e atua de forma legal. Agora, se ele é bom, é outra história… 😉

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Profissão: Cirurgião-Dentista

Marcadores:

40 comentários

  1. Pretendo fazer implante dentário breve, apesar de ter 64 anos de idade. Falei com o Ortodontista do meu neto e ele mandou primeiro eu fazer radiografia panorâmica simples, para que possa avaliar o meu caso, se existe perda óssea. Achei o procedimento correto, apesar de não entender. Porém gostaria de saber de o profissional CRO-RJ 42063 realmente é implantodontista. Pode me ajudar?

    1. Amalia, não há nenhuma especialidade registrada para esse dentista sob esse CRO, ou seja, ele não é implantodontista. Você pode ver aqui –> http://cfo.org.br/servicos-e-consultas/Profissionais/?nome=&inscricao=42063&cro=RJ&categoria=CD&codigo=a012569 . Mas é importante ressaltar que o dentista, legalmente, não precisa ser especialista em implantodontia pra fazer implantes. É desejável? Sim. Mas não é obrigatório e não dá pra dizer que ele não sabe o que está fazendo por causa disso. Há cursos de pós-graduação em implantodontia em nível de aperfeiçoamento, por exemplo, que não conferem o grau de especialista.

  2. Boa tarde doutora Ana! Hoje eu fui fazer um canal, a minha preocupação é que fiquei sentada fazendo o canal quase por duas horas, ele bateu cinco rx, já estava ficando preocupada, no final me receitou um antibiótico e mais 2 remédios pra dor, quando sai do consultório eu reparei que ele antes de fazer o canal no dente certo ele fez e acho que começou a fazer canal no dente do lado que estava sem problema, ao chegar em casa pra fazer a pesquisa sobre ele mas não achei, me ajude o carimbo dele é CRO-RJ 24874 cirurgião dentista Dr José Roberto Pereira Barros.

    1. Esqueci de dizer, ele botou a massa no que ele fez o canal e deixou o outro que ele abriu por engano, aberto, não falou nada pra mim, eu só percebi porque passei a língua e vi o buraco, perguntei e mostrei pra outra doutora que divide o lugar e realmente ela confirmou que o dente bom estava aberto e pediu pra marcar pra tampar o buraco que o dentista fez.

      1. Andréia, então faça isso… marque com o dentista pra restaurar esse dente. Não se preocupe, pela sua descrição ele não está aberto (pra canal).

  3. Boa noite, um dentista registrado como dentistica restauradora está apto para fazer implante? Atenciosamente. Roberta

    1. Roberta, apto eu não sei… porque aptidão (no sentido de “série de requisitos necessários ao exercício de determinada atividade”) eu não tenho como avaliar por aqui (e nem é o meu papel). Mas legalmente, sim, basta ser dentista pra poder instalar um implante dentário, não há necessidade de ser especialista em implantodontia.

  4. Oi Dra., estava fazendo um procedimento de prótese dentária, o dentista me cobrou antecipado e no intervalo de cicatrização ele sumiu sem acabar e sem deixar nenhum endereço, já procurei no CRO descobri que ele é recém-formado, menos de 2 anos, o que faço, me ajude, obrigada.

  5. Dra., me ajuda !
    Fiz um tratamento de canal em um incisivo, é indispensável o colocamento de peça ? Ou só uma resina resolve ?
    Pois fiz o canal, porem o dente esta frágil e um pouco quebrado ao lado e atrás !
    Me ajuda.

    1. Depende do quanto da coroa se perdeu, Carlos. Um dente com canal tratado não precisa, necessariamente, de uma restauração indireta… a não ser que haja uma fratura grande ou grande perda de tecido. Vale a avaliação do dentista a respeito.

  6. Olá dra, gostaria de saber se uma dentista que, estando no seu primeiro ano de especialização em ortodontia, pode clinicar como orto. Há fiscalização do cro?
    Obrigada.

    1. Renata, pode sim. O dentista não precisa ser especialista em ortodontia pra fazer tratamentos ortodônticos, aliás, nem precisaria estar cursando especialização. Claro que espera-se que um especialista tenha mais conhecimento, experiência… mas não é uma obrigação legal. Eu mesma não sou ortodontista e já fiz alguns tratamentos ortodônticos. 🙂

  7. Ola doutora, fui fazer um tratamento de canal no dente 25, porem uma dentista ira fazer o canal e outra ira fazer o colocamento da coroa. Isso é normal ou é de se estranhar ?

    1. Normalíssimo, Victor. Existem dentistas especialistas em várias áreas, como endodontia (canal) e prótese, por exemplo. Ainda há aqueles que só fazem cirurgia, estética, etc..

  8. OLA ANA, FUI CONSULTAR O CRO DA MINHA DENTISTA E CONSTA 2 PESSOAS COM O MESMO CRO, PORÉM EM ESTADOS DIFERENTES, ISSO É NORMAL ? E O CRO DELA É DE 2014, OU SEJA, POUCO TEMPO QUE ESTA ATUANDO, E FICO COM O PÉ MEIO ATRAS, O QUE ACHA ?

    1. Davi, número do CRO é como número de telefone, ele pode se repetir em estados diferentes, muda só o DDD. O mesmo número de CRO pode existir em todos os estados, só mudando o Conselho Regional correspondente, mesmo. Não tenho razão pra duvidar da competência da sua dentista.. todos nós tivemos que começar um dia. 😉

  9. Doutora, pesquisei o nome da minha dentista no cro e no cfo e nao apareceu nada… ela esta trabalhando ilegalmente?

    1. Não sei, Patricia… às vezes é só a forma como você pesquisou, talvez o nome não esteja completo, por exemplo. Se possível, envie pra mim o nome dela, o estado em que você mora (e ela trabalha) e qualquer outra informação que você tenha dela (número do CRO, por exemplo). Mande para [email protected] , vamos ver se a gente esclarece isso. 🙂

  10. Olá doutora, como posso saber se meu dentista está apto a fazer tratamento de canal?

    Pesquisei o CRO dele, consta: Especialidade: IMPLANTODONTIA.

    Nunca fiz, é a primeira vez, e pelo que andei lendo antes de começar tem que fazer radiografia ou tem casos que não precisa? Ele não fez radiografia, já fui duas vezes, na proxima ele falou que já vai terminar e restaurar, sera que é normal isso, cobrou R$ 400.

    1. Douglas, todo dentista se forma como clínico geral, então, em princípio, está apto pra fazer tratamentos de canal, mesmo que não seja especialista em endodontia. Sim, tratamentos de canal necessitam de radiografia, certamente ele ainda vai fazer alguma. Com relação a valores, todo dentista tem liberdade pra fazer seus próprios honorários.

      1. Olá Ana, gostaria de agradecer por mim e pelos outros, vi que você sempre está disposta a ajudar nos comentários, abraços e tudo de bom =D

  11. Oi Doutora.
    Há alguns dias comentei a negligência que o “dentista” praticou ao extrair meus segundo e terceiro molares. Hoje descubro que ele trabalhava ilegalmente, pois praticava a profissão antes de se formar.
    Com o CRO dele em mãos, fui informada pelo órgão que ele se formou há 2 meses, e sua colação de grau foi a 15 dias, só podendo trabalhar como cirurgião dentista após o recebimento da carteirinha, para ser considerado ativo. Mas a extração foi a 28 dias. Estou muito decepcionada que essas pessoas façam esse tipo de coisa e saiam impunes.

    1. PUTZ, Fabiana… realmente, se é dessa forma, ele não poderia estar atendendo. Mas ele não precisa sair impune, você pode fazer uma queixa junto ao CRO.

  12. Doutora, sabemos que falsos dentistas usam nome e CRO de outros dentistas, existe algum SITE que confirme a foto do dentista verdadeiro?

    1. Não, Machado. Site, eu desconheço. Uma opção é procurar diretamente o CRO (Conselho Regional de Odontologia) do seu Estado e verificar se está tudo ok.

  13. Fiz uma restauração e senti muita dor no momento que o dentista aplicou a anestesia, e por vários dias minha gengiva continuou doendo. Nunca tive problemas com esse tipo de anestesia.
    Ainda tenho várias restaurações pra fazer, mas estou morrendo de medo de voltar nesse dentista. Ele aplicou a anestesia com muita força.
    Essa dor, por vários dias, é normal.

    Obrigada

    1. Andréa, sim, pode acontecer. Às vezes o local da punção fica dolorido, mesmo. Relate isso ao seu dentista pra que ele possa tomar alguma providência pra oferecer mais conforto pra você na próxima consulta.

  14. Olá! Ana, estou tentando começar um tratamento dentário, pois sofro de trama com cirurgião, quando era criança certo dentista errou a agulha, já se passaram mais de 20 anos, quero para de mascar trident, halls, etc… as pessoas são educadas, mas me sinto constrangido quando estou conversando, já tratou pessoas assim? Thank you.

  15. Meu filho jogou uma escova de roupas plastica na boca da minha filha de 12 anos. Pegou na gengiva e o dente da frente (acho q o de numero 22) caiu com raiz e tudo. Lavei e coloquei de volta no lugar. Isso aconteceu ha algumas horas atras. Sera q vai precisar fazer algum procedimento?

    1. Simoni, sugiro que você leve a sua filha num dentista pra avaliar. Em princípio, você fez a coisa certa, mas seria bom conferir se o dente está na posição correta e se há necessidade de contenção (colocar um “fio” pra imobilizá-lo por alguns dias ou semanas). Ainda, certamente será necessário tratar o canal desse dente. Quando esse tipo de acidente acontece, há uma chance grande de, um dia, a raiz desse dente ir “sumindo” até que ele fique mole e seja inviável mantê-lo. O tratamento de canal visa nesse caso, além de prevenir uma infecção, adiar ou até evitar que isso aconteça. Veja um texto útil sobre esse assunto: https://medodedentista.com.br/2012/03/traumas-dentarios-no-bem-estar.html

  16. Olá! Ana, tenho uma raiz de dente, pois está com a coroa totalmente quebrada abaixo da gengiva, ainda é possivel fazer canal????

    1. Tatiane, é possível que sim. Mas só avaliando clinicamente pra saber… se a raiz estiver muito abaixo da gengiva, pode ser que não dê mais pra aproveitá-la, aí só extraindo.

  17. Eu realmente fico chateada ao ler essas coisas =/
    Esses dias a moça que ajuda na limpeza aqui em casa, me contou uma história dessas. Ela disse que havia um falso dentista atuando perto de onde ela mora. Ele cobrava 20 reais numa extração, por exemplo… Mas um dia ele machucou uma criança, e o pai, revoltado, não deixou barato…
    São causos… vai saber.

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista