Traumas Dentários no Bem Estar

Ontem o tema do Bem Estar, programa matinal da Rede Globo, foi Odontologia… e eu, claro, assisti tudinho pra poder falar mal depois, até porque saúde bucal é tema recorrente, e já aconteceu de tocarem no assunto sem um único dentista presente

Mas ontem, felizmente, a atração teve como convidados 2 dentistas: Dr. Gabriel Pastore e Dr. Sidney Neves, ambos cirurgiões bucomaxilofaciais, e eu gostei bastante da participação deles. Porém, por mais que eles tenham dado orientações valiosas sobre como agir em caso de dor de dente, fraturas e avulsões dentárias, acho que algumas informações podem ter ficado confusas, tanto pelo tempo restrito para maiores esclarecimentos quanto pela interferência dos apresentadores da atração, que costumeiramente tentam explicar para o público leigo o que nem eles entendem direito.

Corra no dentista!

O vídeo do programa você pode assistir aqui. O resumo do que foi falado está aqui, e eu gostaria de fazer alguns comentários sobre o que vi e li.

O texto do link acima já começa assim: “Dente pode ser reimplantado se levado ao hospital rapidamente”. Ok. Como os dois colegas convidados do programa são especialistas em cirurgia e trabalham na maior parte do tempo em ambiente hospitalar (creio eu), é até compreensível a ênfase dada à busca por um hospital em caso de avulsão dentária. Porém, a maioria dos casos em que o dente sai da boca da pessoa com raiz e tudo, é perfeitamente tratável em qualquer consultório odontológico. Apenas em caso de traumas mais severos, com fraturas ósseas associadas, é que há a necessidade real de procurar um hospital. Um grande problema que eu vejo em procurar diretamente um hospital é que a maioria deles, principalmente os do interior, não tem dentista de plantão ou pronto-socorro odontológico. E eu já soube de médico extraindo dente permanente mole achando que era de leite… por isso, se você bateu a boca, SEMPRE procure um dentista, seja lá onde ele esteja: consultório ou hospital.

O que você tem que lembrar se o seu dente (ou do seu filho) sair com raiz e tudo: ajunte-o SEM TOCAR NA RAIZ, guarde-o num potinho com saliva (é, cuspa lá dentro), leite, água (até de coco!) ou soro fisiológico e corra no dentista. Outra coisa que eu achei que não ficou clara: essa recomendação é para dentes permanentes. Dentes de leite, via de regra, não são reimplantados, já que esse procedimento poderia prejudicar o germe do dente permanente ainda em formação dentro do osso. E, com certeza, será preciso tratar o canal do dente fujão, ok?!

Sobre os abscessos dentários fica a mesma recomendação dada com relação às avulsões: se tiver dentista no hospital, ok. Se não, vá a um consultório odontológico que é melhor. Até porque, a maioria dos abscessos (quando o rosto incha e/ou sai pus de uma infecção dentária) pode ser drenado e o paciente medicado no consultório mesmo. E se não puder, o próprio dentista vai encaminhar o paciente para o hospital. O importante é nunca subestimar um dente infeccionado.

Outras urgências odontológicas foram abordadas no transcorrer do programa, e de muitas delas eu já falei por aqui. A pericoronarite, que é aquela inflamação da gengiva em volta do siso, o tratamento de canal, a dor de dente e certos traumas que deixam os dentes moles. Por isso, não preciso nem me estender… clique nos links e, se tiver dúvidas sobre esses ou outros assuntos, use os comentários. 😉

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Cirurgia

Marcadores:

6 comentários

  1. Bom dia! Estou fazendo o curso de ASB AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL, gostaria de obter mais informações sobre o assunto, seria possivel recebe-las por email, se possivel com imagem, desde de já agradeço. Roberta.

  2. Pensei que era só eu que me incomodava com os apresentadores interrompendo o tempo todo kkk achei este site super legal, vou voltar sempre! e tb nao sabia que podia reimplantar um dente, interessante.

  3. No hospital q faço estágio já chegou pcte com o dente (IC) “guardado” na boca e o pessoal da medicina (responsável por uma especie de triagem logo q o pcte chega na emergência) mandar jogar no lixo… isso sem nem pedir a avaliação da CTBMF. Absurdo, neh?

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista