E dente permanente… fica mole?

Que dente de leite fica mole e cai, todo mundo sabe. É normal e esperado e, além disso, quando cair vai nascer outro. Mas existem algumas situações em que os dentes permanentes podem apresentar mobilidade, e nesse caso a gente se assusta.

A mais comum dessas situações é, infelizmente, a doença periodontal, periodontite ou piorréia (termo popular). Já falei dela aqui no blog, mas não custa relembrar. A doença periodontal pode ter início quando a pessoa não controla devidamente a placa bacteriana, ou seja, não escova os dentes assiduamente e, muito menos, corretamente.

Num primeiro momento aparece a gengivite, que é a inflamação da gengiva. Normalmente não dói, mas sangra. E aí, quando a gengiva sangra, a pessoa pensa que é melhor parar de escovar os dentes… e o que já não era bom, fica pior. A placa mineraliza (“vira pedra”, e eis o tártaro) e se antes bastava escovar os dentes, agora só o dentista dá jeito. É preciso uma raspagem (remoção do tártaro com curetas e/ou aparelho de ultra-som).

O tártaro tende a entrar por baixo da gengiva e estimular a formação de bolsas periodontais e a perda óssea. E o que é que segura o dente em pé? Osso. Se o osso vai embora, o dente não tem onde se segurar… fica mole e pode até cair sozinho. E mesmo quando não cai, talvez não tenha mais salvação, e aí o jeito é extrair. Algo que era pra ser resolvido com escova e pasta de dentes, virou serviço pra boticão…

Contenção (esplintagem)

A segunda situação em que um dente permanente pode ficar mole é no caso de trauma. Um acidente, uma pancada, uma batida. Além das fraturas dentárias, existe uma série de situações possíveis, sendo as mais comuns:

  • Concussão: é aquela batidinha que dói e talvez sangre. Geralmente não traz danos mais graves.
  • Subluxação: resultado de um impacto frontal, coisa de quem bate a cara na porta (ou a porta na cara). Aí as fibras periodontais que unem o dente ao osso podem se romper, o que deve deixar o dente um pouco bambo. Talvez haja necessidade de tratar o canal
  • Luxação intrusiva: o dente se desloca pra dentro do alvéolo (buraco onde ele fica), ou seja, “entra”. Pode ocorrer, ao mesmo tempo, fratura do osso alveolar. Procure um dentista, porque certamente você terá que tratar o canal. A intrusão costuma esmagar as fibras periodontais e o feixe vásculo-nervoso.
  • Luxação extrusiva: o dente se desloca pra fora do alvéolo, mas não chega a sair dele. É também chamada de “avulsão parcial”. O dentista terá que reposicionar o seu dente e fazer uma contenção, ou seja, colar um fio unindo esse dente aos vizinhos. O canal deverá ser tratado também. É possivel que, com o tempo, a raiz desse dente vá sumindo e você o perca. Mas vamos torcer, né?!
  • Luxação lateral: o dente se desloca para frente ou para trás, além de certamente haver fratura óssea. O dente terá que ser reposicionado, há necessidade de contenção e o canal deverá ser tratado. A chance de que a raiz do dente suma, aumenta. Mas pela pancada que você deve ter levado, talvez esse seja o menor dos seus problemas…
  • Avulsão: o dente se desloca totalmente para fora do alvéolo. Ajunte-o SEM TOCAR NA RAIZ para não comprometer as fibras do ligamento periodontal, lave-o com soro fisiológico ou água SEM ESFREGAR e CORRA AO DENTISTA. Ele vai limpar o alvéolo e reimplantar o dente, se ainda for possível (o ideal é que se faça isso em até 2 horas após o acidente). De preferência, leve o dente dentro de um recipiente com um pouco de água, cuspe saliva, água de coco, soro fisiológico ou leite. Também haverá necessidade de tratar o canal e usar uma contenção. E sim, é muito possível que esse dente um dia se perca por falta de raiz que o segure. Mas é importante mantê-lo enquanto der, pra garantir que o osso da região seja abundante e, no dia que você precisar de um implante, não falte osso para instalá-lo.

A terceira situação em que um dente fica mole é bem menos traumática… e proposital. Nossos dentes parecem moles (e, na realidade, até ficam um pouco mesmo) quando os movimentamos ortodonticamente. Isso é difícil de notar no dia-a-dia, mas fica bem claro quando o ortodontista tira o arco do aparelho na consulta mensal. A função de um aparelho dentário é a de colocar os dentes nas suas posições corretas. Só que pra isso eles precisam “caminhar” através do osso. Isso significa um processo contínuo de neoformação e reabsorção óssea, ou seja, osso novo se forma enquanto osso existente some. E o dentinho vai andando…

Claro que, se o paciente que usa aparelho resolve negligenciar a higiene bucal, os dentes podem deixar de parecerem moles e efetivamente ganharem mobilidade… do jeitinho que eu expliquei anteriormente. Levando em conta que a higienização de quem usa aparelho é bem mais complicada com aquele monte de “ferros” na boca, cuidado! Se você não caprichar e levar a sério, pode ter problemas com cáries, gengivite, crescimento gengival, mau hálito

Enfim, dente mole em pessoa adulta não é normal. Mas via de regra, a causa desse problema é higiene deficiente (ou uma pancada). Se você não sabe escovar os dentes e usar o fio dental, peça orientação ao seu dentista… estamos aí pra isso. Uma boa higiene bucal é resultado de uma combinação de orientação, técnica e disciplina, ou seja, saber fazer, fazer certo e fazer sempre. Necessariamente nessa ordem.

Se você leu este texto looooongo até aqui, seus dentes estão moles e você não é um tubarão (daqueles que têm 3 fileiras de dentes e cada vez que um cai nasce outro), preocupe-se. A noticia boa é que ainda dá tempo de não ficar banguela. Procure um dentista. :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

No Plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e administradora da OdontoPédia. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista Veja todos os posts de Ana Tokus
Postado em: Endodontia, Ortodontia, Periodontia | Marcadores: , ,

686

  1. Piorréia ainda se fala ??? Hahahhahaha

    • Pior que sim. Acho horroroso! :)

      • eu tenho dor de dente tem uma bolha na minha boca e ontem centi dor em 1 dente meu!!!!

      • :(doi muito é melhor escovarbem os dentes

      • Oi Ana, usei aparelho por 6 anos para juntar os dentes da frente, mas agora atraves de um raio x minha dentista diz que meus quatro dentes da frente não tem raiz, uso uma contenção, isso é possivel? Tenho 51 anos.

        • Infelizmente é possível sim, Helena. Às vezes a movimentação ortodôntica leva à reabsorção radicular, ou seja, as raízes de alguns dentes vão ficando mais curtas. Não há como prever que isso vai acontecer, por isso é importante que o dentista fique atento durante o tratamento para interrompê-lo se for necessário.

  2. Aula nota 10!

  3. Ahhhhhhh melhor nota de periodontia hahahaa
    E a mais desastrada amiga dos braquetes hhahahhaa
    Bom texto! E uma tarde feliz com a Tokuss! =)
    bjo

    • me sinto mau hoje:@

  4. meu dente começou a doer no outro dia a gengiva superior inchou formou uma bola de pus ai percebi que o dente fico um pouco mole oque pode ser
    agudo alguma informaçao obrigado

    • Marcio, quando existe pus é porque há uma infecção. Essa infecção pode ter origem endodôntica (por causa do canal) ou periodontal (por causa dos tecidos que estão em volta do dente). Às vezes isso é acompanhado de uma pequeno amolecimento do dente. Aconselho que você procure um dentista para descobrir a causa da infecção e tratá-la, antes que se torne alguma coisa mais grave.

    • Oi sou Anna Julia, tenho 7 anos, vou botar aparelho.

  5. Bom dia!
    Cai de queixo e abri o mesmo, mas notei que um dos meus dentes está meio mole por conta do incidente. Imagino que este seja um caso de concussão, certo? Estou MORRENDO de medo… Posso ficar sem o dente???? Preciso ir ao dentista ou ele vai voltar ao normal?

    Abraços.

    • Deborah, é bem possível que seja só uma concussão mesmo mas, por via dúvidas, é interessante avaliar junto a um dentista a extensão dos danos. O ideal é fazer uma radiografia, para afastar a possibilidade de fratura de raiz e verificar se está tudo bem. Fazendo isso você (e eu! :)) vai poder ficar mais tranquila.

      Obrigada pela visita! Abraço!

      • Muito obrigado pela resposta.

      • Ana Tokus.

        Meu dente esta mole mesmo depois da cirurgia, ja fui no dentista, mas ele só manda esperar pra ver se calcifica, mas saiu pus, e mesmo assim manda eu esperar, isso é certo, meu dente esta muito mole parece que vai cair.
        O que devo fazer, como vai calcificar se sempre encosto nele e ele mexe, calcifica assim mesmo? Me ajude, eu imagino que o dente pra colar novamente teria que ficar parado no lugar sem movimento, o que nao acontece, e nem o dentista pensa em por nada para ele ficar firme. So falou, se nao calcificar é so implantar… como fosse de graca implantar…
        Me ajude, me de dicas pra eu nao perder meu dente.

        Obrigado.

        • Rafael, que cirurgia você fez? Foi tratado canal, feito raspagem? De que dente você fala? Sem algumas informações básicas não sei se consigo ajudar você. O dente pode voltar a ficar firme mesmo que agora esteja mole… mas sugiro fortemente que você pare de ficar mexendo nele, pois isso não o ajuda a “calcificar”.

      • Eu bati meu dente incisivo há dois anos, foi na testa de uma amiga e abriram dois pontos nela kk, foi engraçado… Na época, não fui ao dentista. Só que eu sempre senti um incômodo na raiz deste dente. Fui à médica só nesse ano, ela disse que o dente não tava mole e que o dente tinha ficado com trauma, alguma coisa assim. Ela só passou uma luzinha e diagnosticou rapidamente –’.
        Recentemente, eu percebi uma marquinha vermelha na gengiva onde fica esse dente que bati. Tô apreensiva :|

        • Ju, a marquinha fica onde? Lá em cima, onde estaria a raiz do dente? Se sim, PODE SER uma fístula. Se for mesmo, aí teria que tratar o canal. Mas estou apenas teorizando, o ideal é fazer uma avaliação mais especifica, teste térmico, radiografia, etc.. Pode ser que não seja absolutamente nada, também.

          • Eu pesquisei sobre fístula, não é isso. A fístula é tipo uma bolinha, né? O que tem na minha gengiva é tipo um arranhãozinho, sabe… Fica na junção do dente com a gengiva. Tem menos de 1 milímetro de tamanho, por aí. E a minha gengiva lateja quase sempre perto do dente que bati :/
            Tratamento de canal, nããããoooo kkk!!

          • Arranhãozinho, Ju? ;) Dói? Pode ser algum problema gengival, então (gengivite localizada, uma lesão na gengiva, etc.). Ou uma cicatriz da época da batida.

          • Olha, eu não sabia que tinha gengivite localizada, de repente, pode ser isso ^^.
            Obrigada pelas dicas, Dra. Ana :D

          • A gengivite mais comum é a generalizada, Ju. Mas se houver um fator local que predisponha a retenção de placa ou alguma coisa machucando a gengiva em um ponto só, pode haver uma reação inflamatória localizada.

    • Procure um dentista imediatamente, pois aconteceu isso com minha irmã e o dente dela caiu 3 meses depois.
      Seu dente vai escurecer um pouco e caira logo em seguida.

      Abraços,

      Andrea

      • Andrea, é uma situação possível, mas extrema. Não há como afirmar que isso vai acontecer, mesmo que tenha ocorrido assim com a sua irmã. Mas concordo com você: é essencial procurar um dentista. :)

    • Quem mandou encher a cara de álcool??? Primeiramente vc deve procurar um AA. :P

  6. Ana,
    Até hoje a tarde não sentia absolutamente nada no meu dente da frente.
    Depois que acordei de um cochilo à tarde, senti que ele doia um pouco (mais um incômodo do que dor).
    Observei no espelho, não há nada de diferente na gengiva, também nunca tive sangramento, não bati em nenhum lugar, não tenho tártaro e escovo os dentes regularmente após as refeições.
    O dente está levemente (muito pouco) mole. Não está mole como quando um dente de leite vai cair.
    Pra notar que ele está mole, é preciso olhar lateralmente e mover com o dedo. Daí nota-se o movimento sutil.

    Tenho medo de ir amanhã procurar um dentista (do SUS) porque contam histórias escabrosas deles, e como o dente é o da frente, vai que acontece algo e ele fica preto??

    O que pode ser esse “amolecimento”? Estou desesperada!!
    Obrigada!

    • Meline, se não houve nenhum acidente relacionado eu não me preocuparia. Esse movimento sutil que você relata é normal, pois os dentes não são inseridos na mandíbula e na maxila diretamente, entre a raiz do dente e o osso há o ligamento periodontal, que é composto por uma série de fibras que conferem um certo “amortecimento”. Ou seja, é normal que o dente se movimente um pouquinho ao ser estimulado (empurrado com o dedo, por exemplo). Talvez você tenha dormido numa posição que pressionou o dente em questão, o que acabaou chamando a sua atenção pra ele. Ao mexer nele e perceber que ele se mexe, você se assustou. Na dúvida, pra ficar mais tranquila, procure um dentista. Mas acredito que, se realmente sua higiene está ok e não há envolvimento periodontal (problemas de gengiva), não há motivo pra perder o sono. :)

      E o que contam sobre os dentistas do SUS é mentira. Bons e maus profissionais existem em qualquer lugar, no SUS e no atendimento particular. E pra atender pelo SUS é necessário passar num concurso bem complicadinho, não é pra qualquer um… leia aqui.

      Abraço e obrigada pela visita!

  7. Oi Ana!
    Obrigada mesmo pela explicação! Me deixou aliviada!
    Realmente o movimento é muito sutil, mas em todo artigo/matéria que eu lia estava escrito “dente permanente mole não é normal”!
    Por isso fiquei tão assustada!! rs

    Na dúvida, vou ver se procuro um dentista!
    Até mais!

  8. Extraí um dente na parte superior há 20 anos, agora o dente inferior está descendo. O que faço pra não perder meu dente?

    • Luiza, não se entendi bem a sua pergunta. Você extraiu um dente e, o correspondente a ele na arcada de baixo está “crescendo”? Como se estivesse mais “alto” que os outros? Se for isso, é algo bem comum. Quando um dente perde o seu “antagonista” (o correspondente a ele na arcada oposta) e o dente perdido não é substituído por uma prótese, ele não toca em nada quando você morde. E aí, como ele fica livre, a tendência é essa mesmo, de “extruir” (como se tivesse crescido). Geralmente, não havendo um problema mais sério de gengiva, não há porque você perder esse dente, embora fique meio feio. Uma forma de solucionar isso é recolocar o dente no lugar com um aparelho fixo e confeccionar uma prótese que feche o espaço do dente que você perdeu há 20 anos.

      (se não é bem essa a sua dúvida, explique melhor o seu caso e eu terei prazer em responder novamente) :)

      • Olá. Uso aparelho já faz 5 anos, nos últimos 2 anos dei uma relaxada tanto na manutenção quanto na limpeza, agora resolvi voltar a fazer tratamento para tirar logo isso e descobri através da documentação que teve reabsorção da raiz. O dentista disse que tenho que tirar o aparelho pois não posso mais mover os dentes e que corro o risco do dente cair caso continue com aparelho, mas a minha mordida não está correta, a parte inferior está pra frente e a superior para trás, gostaria de uma orientação, não existe nenhum tipo de tratamento que eu possa realizar para então continuar com o aparelho até normalizar a minha mordida? Aiiiiiii estou desesperada, não quero perder meus dentes.

        • Daiane, por uma questão preventiva, justamente para evitar que você venha a perder algum dente, é que o dentista sugeriu a remoção. Às vezes o organismo da gente se “confunde”, pois numa movimentação ortodôntica o dente caminha através do osso, e pra isso o osso vai sendo destruído e reconstruído continuamente. Em alguns casos, em vez desse processo acontecer com o osso, acontece com o dente… e as raízes dos dentes movimentados vão encurtando.

          Acho que o melhor agora é remover o aparelho por um certo tempo (1 ano, digamos) e acompanhar o caso por ragiografias. Se o quadro se estabilizar (o que costuma acontecer), você pode usar aparelho de novo depois. Não se preocupe, fazendo tudo direitinho e caprichando na higienização, não há porque você perder seus dentes. :)

  9. Ana, obrigada pela orientação.
    Fui em dois dentistas, os dois viram a minha documentação e falaram que não corre o risco de cair nenhum dente, mas mesmo assim retirei o aparelho, mas agora estou com outra dúvida, um dos dentista falou que tenho que extrair os sisos inferior para minha mordida ficar correta, já o outro dentista disse que jamais tiraria dentes na parte inferior de mim pois o meu queixo vai ir para trás. isso acontece mesmo?

    • Daiane, eu concordo, em partes, com ambos. Se os sisos estiverem sem função (não participando da sua mordida), o melhor costuma ser a extração mesmo. Alguns profissionais atribuem ao nascimento dos sisos o fato dos dentes da frente, inferiores, entortarem. Eu, particularmente, não sou dessa opinião. O que acontece é que entre os 22 e 25 anos ocorre o crescimento terminal da mandíbula, e isso sim pode apinhar esses dentes.

      Com relação à possibilidade do seu queixo “vir para trás”, o que acontece é o seguinte: possivelmente, você já tem um pouco de retrognatismo, ou seja, a sua mandíbula deve estar posicionada um pouco mais para trás. Isso é muito comum, não é motivo pra preocupação. Em pacientes assim, compensa-se isso colocando os dentes um pouco mais para frente. Porém, quando se extrai dentes, para fechar o espaço da extração a movimentação é exatamente oposta: os dentes remanescentes são puxados para trás; portanto, a preocupação do seu dentista é legítima. No caso dos sisos, eles são os últimos “da fila”, não haverá necessidade de fechar espaço algum… então, não acho que extraí-los vá interferir nesse sentido.

  10. Então Ana o meu queixo só vai para trás caso o dentista decida extrair algum dente que não seja o siso, certo? Gostei muito de você, esclarece bem as dúvidas.
    Você tem consultório em qual cidade?
    Obrigada.

    • Obrigada, Daiane! ;) Eu trabalho em Curitiba.

      É isso mesmo. Se a opção de extração no arco inferior for de pré-molares (o que acontece geralmente), a tendência é do queixo “ir para trás”. Porém, se são extraídos 2 pré-molares inferiores, é obrigatória a extração de 2 pré-molares superiores também. Aí seriam 4 dentes. Outra alternativa, caso seu apinhamento seja só em dentes anteriores inferiores, seria a extração de apenas 1 incisivo. Mas todas essas decisões vão depender do planejamento do seu tratamento e do seu tipo de perfil (a tendência de crescimento da sua face). Lembre-se que em nenhum momento eu examinei você, o que é essencial para um diagnóstico correto.

  11. Eu extrai 2 pré-molares superiores e não extrai nenhum na parte inferior, será que é por isso que a parte inferior está mais pra frente que o superior?
    Nossa que pena que é tão longe, morei 3 anos em Curitiba, voltei para minha cidade faz 1 ano e durante o tempo que passei em Curitiba não encontrei bons consultórios e acabei parando na Vita ….. onde detestei e parei o tratamento.

    • Isso pode ser um agravante sim pois, por comparação, estando a parte de cima mais para trás a de baixo vai parecer que está mais para frente. Por isso, sempre que se planeja um tratamento ortodôntico tem-se que levar em conta o perfil do paciente, faz bastante diferença…

  12. Olá Ana, estou com um problema, estou com o meu dente doendo, fui ao dentista e ele falou que tenho que fazer um canal, mas só que agora ele tá um pouco mole e parece que esta levantado, pois quando eu como ou falo às vezes bate e dói muito, em volta do dente tá inchado e vai descendo para o pescoço efica doendo o tempo todo, estou tomando o medicamento Meloxicam 15mg mas não tá adiantando de nada. É normal o dente ficar mole?

    Desde já agradeço a atenção…

    • Ana, eu não diria que é normal, porque dente de adulto, mole, nunca é normal. Mas considerando os sintomas que você descreveu, é bem comum. Certamente é caso para canal, pois você relata extrusão do dente (o dente está mais “alto” que os outros), dor espontânea, edema (inchaço) e mobilidade. Isso tudo acontece porque há uma infecção na pontinha da raiz do seu dente, o que faz que a região inflame e inche, por isso esse dente toca no arco oposto antes de todos os outros, criando um contato prematuro que só piora o problema e traz mais dor. Assim que possível, faça o tratamento de canal.

  13. Quando vou tirar as sujeiras do meu dente com o fio dental, e de repente começa a sair sangue entre os dois dentes. O que isso pode ser?

    Espero muito a sua resposta! Obrigado.

    • Paulo, provavelmente é uma gengivite localizada, talvez por dificuldade de higienização do local (por questões anatômicas, por exemplo). A gengivite é uma inflamação que causa esse tipo de sangramento. O ideal é que você procure um dentista para investigar e determinar se é esse mesmo o caso. Mas, sendo isso, continue higienizando o local com atenção, use uma escova interdental como auxílio, se necessário. O sangramento deve diminuir até parar.

      • Muito Obrigado Ana, Boa sorte no trabalho ;)

  14. Por favor uso aparelho estou com uma doença periodental onde a dentista ja fez a raspagem duas vezes mas nao deu nenhum resultado e o pior meu dente esta mole e logo o da frente
    Já nao sei o q fazer minha dentista e meio loca nao me fala nada por favor me ajude sera q vou perder meu dente???

    • Daniele, se a sua doença periodontal está em fase ativa, o ideal é remover o aparelho ortodôntico para tratamento periodontal. Após controle e liberação por parte do periodontista, você pode retomar o tratamento ortodôntico. Dentes com doença periodontal não devem ser movimentados ortodonticamente, sob pena de perdê-los, sim.

  15. Olá !! Gostaria de saber se na falta de um dente o outro pode tomar o lugar dele, ou melhor
    é como se ele andasse de um lugar p/ outro preenchendo o lugar do outro dente?
    Por que isso acontece? É com todos os dentes que acontece isso?
    Mt obrigada.
    bjss

    • Oi Marly! Sim, isso acontece mesmo. Os dentes têm uma tendência de caminhar no sentido mesial, ou seja, “de trás para frente”, digamos assim. Ainda, todos se mantêm em posição porque não têm pra onde ir, mas quando um dente é extraído, os que estão ao seu lado tendem a inclinar em direção ao espaço que ficou, como se quisessem fechar esse espaço. Da mesma forma, um dente (qualquer um permanente, em tese) pode ser puxado para fechar um espaço existente através do uso de um aparelho ortodôntico. Abraço!

  16. Oi Ana!
    Gostaria de tirar uma dúvida contigo. Meu irmão tem 42 anos e os dentes estão caindo sozinhos com raiz e tudo. Ele já foi o dentista e foi dito que é perda óssea e que não há tratamento pra isso. Essa informação procede? Ele já esta com outro dente da frente quase caindo. Pode ter sido ocasionada pelo tártaro?
    Desde já agradeço.

    • Oi Ane, existe tratamento para a doença periodontal, porém quando se chega ao ponto dos dentes caírem sozinhos é porque a perda óssea é tão grande que não tem mais volta. Aí, infelizmente, não tem jeito. A perda óssea é causada sim pelo tártaro, que entra por baixo da gengiva e começa a tomar o lugar do osso. Sem o osso, o dente não tem como se sustentar e acaba ficando inviável mantê-lo na boca, por mais que seja um dente sadio. Qualquer outra dúvida, fico à disposição.

      • Obrigada!!

  17. Eu gostaria de fazer uma pergunta: estou com um dente da frente, o numero 21, com pus na gengiva e fui ao dentista ela me disse que teria de extrair o dente realmente Isso é verdade? Ou tem como ir a um especialista em canal para fazer o tratamento?

    • Jhonnatan, se o pus sai dali de onde o dente se encontra com a gengiva, parece que o problema é periodontal (gengival) e não do canal. A sua dentista deve ter verificado isso. O seu dente está mole? Foi feita uma radiografia? Uma radiografia, se o problema for de perda óssea, mostraria isso claramente. Quando a perda óssea é muito grande, não há muito o que fazer… o dente não tem onde “se segurar”, fica mole e acaba condenado à extração. Mas se você estiver “desconfiado”, procure outro dentista para uma segunda opinião. Afinal de contas, o dente é seu né?! Abraço!

  18. Olá :)

    Eu uso aparelho há pouco tempo, não faz nem um mês… e às vezes os dentes da frente dóem… isso é porque não acostumei ainda ou é algo sério??

    • Luiza, deve ser porque você não acostumou. O começo da movimentação ortodôntica é meio chato mesmo, é um período de adaptação. Os dentes que estiverem mais tortos serão aqueles que você mais vai sentir desconforto. Mas isso é esperado, não é um problema em si.

  19. Ah me lembrei de outra coisa… um dos meus dentes de baixo tem tipo um pequeno buraquinho bem rasinho, como se fosse um furinho feito com uma agulha , isso pode ser algo sério? E como é na frente eu tenho medo de mais pra frente ter problemas…

    • Pode ser que seja uma cárie… e pode ser que não seja nada. Mas pra saber, só fazendo um exame clínico no dentista mesmo. :)

  20. Obrigada por responder minhas perguntas , mais tenho mais uma dúvida..

    Esse buraquinho pode ficar maior? Minha higiene bucal é boa e sou muito preocupada em estar com meus dentes limpos, se eu for no dentista tem como raspar esse buraquinho, e se for mesmo uma carie tem como preenche-la, sem ter o risco de perder o meu dente mais pra frente?? Afinal é o da frente e eu tenho muito medo de perdê-lo…

    estou bem preocupada com isso ..

    • Luiza, se for uma cárie pode ficar maior sim. Mas pode ser que seja apenas um defeito no esmalte do seu dente, e aí a tendência é permanecer do tamanho que está. Pra ter certeza, só examinando você. De uma forma ou de outra, esse buraquinho pode ser restaurado sim, e fique tranquila: isso não é motivo pra você perder o seu dente nem agora nem mais tarde. Procure um dentista pra fazer uma avaliação. :)

  21. muito obrigada :)

  22. Comecei a fazer um algum tempo, meu dente comecou a ficar preto, agora caiuuu a parte interna dele, a raiz esta exposta… será necessário implantee, me ajudeee!!

    • Cristiane, pelo que você relata não será necessário implante, pois é possível aproveitar a raiz desse dente e até, talvez, a parte de fora dele. Claro, você precisa procurar um dentista para avaliar. O importante é que você finalize o tratamento de canal e “conserte” o dente logo em seguida, seja com uma restauração direta, indireta ou até uma coroa completa.

  23. Ola tudo bem,
    Gente to com muito medo! Usei aparelho por 6 meses (é que meu dente só precisava ser fechado) até ai tudo bem, o tratamento estava otimo. Depois coloquei o movel e depois de algum tempo tive que usar uma contenção para manter os dentes de cima juntos, pq se eu tirar meu dente logo logo volta a abrir. Agora depois de uns 6 meses com a contenção, do nada o meu dente da frente está desnivelando, um ta maior que o outro. Minha dentista pediu pra eu tirar o raio X, tirei vou volar nela daki umas 2 semanas, mas estou com muito medo (meu dente ta igual ao dente da foto acima). Será que esse desnivel é normal??? O que devo fazer?? Será que é a contenção que esta fazendo isso???? Será que vou ter que usar aparelho de novo???

    Agradeço a atenção e aguardo resposta.

    • Shirley, eu não diria que o desnível é “normal”, ainda mais se você usa uma contenção. Também não acho que isso seja por causa da contenção, mas é possível. É preciso investigar se há algum tipo de perda óssea envolvida, o que é possivel verificar na radiografia que sua dentista pediu. Dependendo do desnível, se você quiser corrigir, certamente terá que usar aparelho novamente. Porém, primeiro é preciso ter certeza de que não há um problema periodontal em atividade.

  24. Huuu, aiii rsrs Bom Ana, dia 22 volto na dentista, mostro a radiografia e vejo o que vai dar! Muitooo obrigada pela resposta e assim que tiver uma posição la volto aki e conto, é que é sempre bom ter uma segunda opnião né?
    Brigadinhaaa mesmo………………… bj

    • Ok, Shirley… fico aguardando. ;)

      • Oi Ana, fui ao dentista e mostrei o raio x, segundo minha dentista não há problema nenhum (ela disse que tava com medo de ter perda ossea, mas pelo resultado nao deu nada) ai que tbm nao entendia pq o meu dente ta assim agora. Ai falei para ela, que estava com uma impressao de que fosse a contenção, e pedi para tirar. Entao ela tirou e voltei a usar o movel novamente. Já tem 1 semana que to usando ele, meu dente não está mais tortinho igual tava antes, mas continua um pouco desnivelado, deu uma melhorada sabe mais ainda me incomoda. O que que vc acha q aconteu? Sei que é dificil, pelo fato de vc nao estar vendo, mas por essa descriçoes pode ser o que? Ha algum outro metodo para eu arruma-lo?
        Ah e se tiver que usar aparelho novamente, quanto tempo vc acha q resolve, pq os outros dentes estão todos certos, é somente os da frente que estão um pouco desnivelados (bem menos do que a foto que está postada acima). Haa vc acha tbm que devo procurar uma segunda opnião? E qual especialização na area??

        Agradeço muitooooooooooo sua atençãoooooooo….. e aguardo resposta..

        • Shirley, acho que a sua contenção fixa não era tão “fixa” assim :D. Porque se fosse, os dentes são teriam aberto (e muito menos melhorado com o retorno da contenção removível). Por algum motivo (talvez a inserção do seu freio labial seja muito baixa), os seus dentes não conseguem se manter em posição. Se você não quiser usar aparelho de volta, em tese dá pra fechar o espaço com restauração, o que resolveria o problema de forma imediata. Procure um dentista especialista em dentística / estética.

          Se tiver mais alguma dúvida, tô aqui. :)

  25. Oi Ana,
    Dois dos meus dentes superiores da frente estao moles. Fui ao dentista ontem e ele fez algo chamado (deep cleaning) nao sei o nome em Portugues mas basicamente ele limpou dentro da gengiva. No final de semana meus dentes comecaram a sangrar e ontem corri no dentista. Detalhe sai de la chorando porque ele me disse que meus dentes vao cair. Estou desesperada!!! Ele me disse que juntou bacteria dentro da gengiva. Os dentes ficam moles e caem rapido? Nunca tive nada serio nos dentes, escovo corretamente, uso fio dental. Ele me disse que falhei em nao ter ido fazer limpeza em mais de um ano (o que eu concordo). Mesmo assim… nao consigo dormir porque acho que os dentes cairao enquanto durmo. Volto no dentista semana que vem para outro raio x. Existe um especialista em que devo procurar? Obrigada!!!!

    • Cris, faz tempo que os seus dentes estão moles ou você só notou agora? Geralmente esse processo de perda óssea que leva os dentes a amolecerem por falta de suporte não é algo repentino. O motivo é o tártaro por baixo da gengiva mesmo, que favorece as bactérias que o seu dentista citou. Os seus dentes não vão cair de uma hora pra outra, calma. Se você quer a opinião de um especialista, procure um periodontista, que é o dentista que cuida da parte de gengiva. Faça os exames necessários e siga as orientações profissionais. Se tiver mais alguma dúvida, fico à disposição. Abraço!

  26. Bom dia a todos…

    O filho do colega de trabalho do meu marido esta com 13 anos, ja perdeu os dentes de leite, e vira e mexe cai um dente permanente dele, o que pode estar acontecendo?
    Ontem mesmo cairam 03 de uma vez!

    Ja agradeço a atenção!!

    • Lana, você tem certeza que são dentes permanentes? Porque, se forem, ele tem algum tipo de doença periodontal de progressão rápida, talvez ligada a alguma síndrome (genética) ou condição sistêmica (doença geral do organismo). Caso os pais da criança ainda não tenham procurado um dentista, aconselhe-os a fazer isso o mais rápido possível para investigar a causa do problema. E, por favor, volte aqui pra me contar. ;)

  27. Oi Ana,
    Um tempo atrás comendo pipoca acabei mordendo um grão de milho e quebrando um pedaço de um dente molar que já tinha obturação, como tenho pavor de dentista e sempre faço o maior drama e choro e etc, acabei deixando de ir resolver. O problema é que passou o tempo e foi piorando e eu fui deixando pra ir no dentista depois e nos últimos meses notei que sangrava a gengiva naquele dente sempre que eu escovava e hoje meu dente começou a ficar mole. Será que ainda tem como fazer algo ou já é tarde demais?

    • Dai, sem examinar você é difícil dizer… seu dente pode estar mole porque a fratura foi mais profunda do que se pensava (e talvez já fosse, na época, caso para extração) ou ocorreu alguma perda óssea nesse período e o dente ficou sem suporte, o que o levou a amolecer. Pra ter certeza, só procurando um dentista e fazendo uma avaliação. Uma radiografia, no seu caso, pode esclarecer o problema e indicar qual o tratamento adequado. Espero, como você, que ainda dê tempo de tratar. :)

  28. Eu uso aparelho há 3 anos e agora percebi que a minha gengiva da parte inferior esta inchada e vermelha, estou achando que é doença periondental, mas tenho uma boa higienizaçao, estou com medo. Abraço.

    • Oi Taiane! Embora problemas gengivais também ocorram em quem tem doença periodontal, existem outros sintomas a serem considerados. Me parece que você desenvolveu uma gengivite sim, quadro comum em quem usa aparelho (já que a higienização fica mais dificultada). Você tem algum outra sintoma? Algum dente mole? Converse com o seu dentista e peça orientação a respeito. Na fase de gengivite, uma boa escovação e o uso do fio dental costumam controlar o problema, evitando de se chegar ao ponto de uma doença periodontal (o que obrigaria a remoção imediata do aparelho até o controle total da condição).

  29. Meu dentista disse q preciso fazer uma cirurgia ortognatica pois tenho a parte inferior da boca maior q a superior, esse tipo de cirurgia demora quanto tempo para cicatrizar e além disso os custos são muito altos?

    • Millena, a recuperação de uma cirurgia ortognática é lenta, coisa de alguns meses. Isso porque é uma cirurgia bem invasiva, que mexe com os ossos, então causa bastante inchaço. Costuma custar relativamente caro também, pois é feito em ambiente hospitalar e requer todos os cuidados de uma grande cirurgia: internamento, médico anestesiologista, etc..

  30. Tbm gostaria de perguntar, pois a alguns dias notei que um dente meu superior tava doendo e um pouco mole. Ñ sei se é por que tenho a parte superior muito pequena e os dentes ficam sem espaço e acabam apertando uns aos outros ou se tem outro motivo é possivel o dente ser apertado por outro e se for o caso corre risco de cair o dente?

    • Geralmente dente mole tem origem num problema gengival, não seria por eles estarem “apertados” não. Sugiro que você procure um dentista (periodontista) para avaliar as condições desse dente, pois dependendo do estágio do problema é possível até perdê-lo.

  31. Olá. Eu acordei com um dente permanente mole, sem saber o motivo de que ele estava mole. Eu durmo e me mexo muito na cama, mais eu uso um aparelho para a coluna, então é bem provável que eu não consigo me locomover muito. Acordei assustada, pois tive um sonho e por causa do meu dente permanente mole. Todos se assustaram. Não sangre, não incha, só dói um pouco. Tenho PAVOR de dentista (Aquele barulhinho ”zziziziiiiiiiiiiiiii”). O que faço? é URGENTE

    • Laura, pode ser que você tenha dormido numa posição em que esse dente tenha sido pressionado contra o travesseiro, por exemplo. Isso poderia provocar um pequeno amolecimento passageiro (mais uma “sensação de” do que um amolecimento propriamente dito).

      Mas, pra ter certeza que é algo passageiro, só procurando um dentista e fazendo um exame.

  32. Boa noite, depois que coloquei o aparelho senti um dente do fundo mole, depois de 3 meses a dentista falou que tenho que fazer um tratamento nesse dente para não perde-lo, eu questionei que o certo seria fazer o tratamento antes de colocar o aparelho e ela me disse que o aparelho ajuda a não perder mais massea óssea ela esta certa?

    • Viviane, certos procedimentos devem sim ser feitos antes de se colocar aparelho, mas você mesma disse que só sentiu esse dente mole depois do aparelho instalado. Seja qual for o motivo e, havendo necessidade de tratamento, sua dentista irá orientar você. Quanto ao aparelho ajudar a não perder massa óssea, desconheço essa informação.

  33. Não gosto de medicos para sarar o dente, eu acho que e melhor cair, mas no medico doi mais. Ainda hoje e 25 de dezembro 2011. Eu ja deixei cair 4 dentes e da muita dor, tenho 9 anos e moro em Teixeira de Freitas BA

    • Luidy, dentes de leite caem mesmo, você não precisa ir ao dentista para extraí-los, necessariamente. :)

  34. Esse post me ajudou e muito!!! Estava pensando que ia ficar “banguela” já…
    Há uns 6 meses atrás tive uma gengivite e agora percebi que um dos meus molares estão moles… =\
    Eu uso aparelho ortodôntico e na maioria da vezes a higiene não é das melhores… Vou procurar o meu dentista!

  35. Tenho 17 anos e meu canino direito é entremelado, logo, não tem função. Hoje apos passar o fio persebi que estava mole. Isso pode ser serio?
    OBS.: Fiz limpeza a quase um mês e escovo os dentes de 3 a 5 vezes por dia.

    • Cassandra, acredito que “entramelado” seja “apinhado”ou “encavalado”, certo? De qualquer forma, dente permanente mole é sempre um problema. Durante sua última visita ao dentista não se notou nada anormal? O ideal é procurar seu dentista para que ele examine e verifique se há algo realmente errado ou é uma “impressão” sua, às vezes acontece.

  36. Eu uso aparelho e descobri q tenho perda ossea somente em um dente, o meu dentista fez canal dizendo que o osso iria regnerar, já tem dois mês e até agora nada. O que eu devo fazer?

    • O que o seu dentista acha? 2 meses pode não ser tempo bastante. Eu aguardaria mais um pouco e pediria a opinião dele periodicamente.

  37. Boa tarde! Minha filha quando tinha 2 anos, caiu de boca e quebrou a pontinha do dente. O dente escureceu e ficou muito feio, levei-a ao dentista e ele disse que não precisaria arrancar. Com o passar dos anos o dente ficou muito escuro, levei-a novamente e ele abriu e limpou, pois estava com uma bolinha de pus. A bolinha mesmo assim não diminuiu e fiquei muitissimo preocupada. Levei a outro dentista e esse achou melhor arrancar, arrancou o dente e mesmo assim ainda tem uma bolinha bem pequena em cima da gengiva. Esse dente foi arrancado há 2 meses mais ou menos. Gostaria de saber se essa bolinha vai prejudicar o dente que vai nascer? Por favor me ajudem!!!!!

    • Sílvia, essa bolinha que aparece é a saída de uma fístula, ou seja, é um lugar por onde sai o pus proveniente de uma infecção. Quando sua filha bateu o dente o nervo dele morreu, e o conteúdo do dente necrosou. Isso causou uma infecção que, por sua vez, originou a fístula. Com a extração do dente, essa fístula não devia existir mais… a não ser que a bolinha a que você se refere seja uma espécie de cicatriz… pergunto: sai pus dela? Se não sai, está tudo bem então. Se sai, o problema certamente está em outro dente.

      Em princípio, não há porque se preocupar com o dente permanente que vai nascer… não há nada que indique que ele terá problemas. Mas é importante que você leve sua filha periodicamente ao odontopediatra, pois esse dente de leite foi removido muito antes do tempo certo. É bom acompanhar para garantir que o permanente vai nascer direitinho.

  38. Tenho um dente com perda ossea, começou a sair pus. O q pode ser?

    • Carmem, pode ser doença periodontal. Procure um dentista com urgência para fazer o diagnóstico correto e tratar de acordo. Se for periodontite mesmo e não for tratada, você pode perder esse dente.

  39. Oi gostaria de saber, o porque meu dente esta mole, tenho 15 anos e nao me lembro se esse dente ja caiu. Mas to sentindo um desconforto, e eu sinto que o dente ta bem mole, e o que esta do lado tambem parece que esta. To preocupada, isso pode ser muito grave? Obrigada.

    • Amanda, na sua idade TALVEZ seja algum dente de leite ainda, mas não tenho como afirmar. Recomendo que você procure um dentista, porque não é normal ter dentes permanentes moles… e se for algum problema periodontal (gengiva+osso), há risco sim de perder esse dente… corre lá! :)

  40. Ola Dra. Ana!
    Há cerca de 15 dias fui ao dentista para saber porque minha gengiva sangrava, ele me pediu uma serie de exames e fiz todos e ele me deu a triste noticia de que é muito provavel que caia quase todos os meus dentes, estou extremamente abalado psicologicamente. Meus dentes esteticamente pareciam estar bem uso fio, enxaguante bucal diariamente, só que ele me disse que poderia ser até genetico ja que minha escovação não é ruim pois não tenho nehuma carie, enfim ele me disse para começarmos o tratamento ele quer colocar um fio de aço colado com resina antes de iniciar o tratamento. Dra gostaria muito de uma segunda opinião se puder dar uma olhada nos meus exames por favor, posso enviar para algum email?
    Desde ja agradeço. Tenha um bom dia.

    • Oi Valvim! Às vezes problemas periodontais aparecem mesmo que não tenhamos nenhuma cárie… e dentes saudáveis acabam pagando por uma gengiva nem tão saudável assim. Se você quiser que eu veja seus exames, envie para medodedentista@gmail.com. Mas o ideal é mesmo é sempre correlacionar os achados clínicos com a radiografia. Aguardo! :)

  41. Ah esqueci de dizer tenho 29 anos.

  42. Bom dia, Dra Ana
    Me preocupo muito com meus dentes, morro de medo de perdê-los. Faz um mês que fiz limpeza nos dentes, tenho um contentor no dente inferior, e ontem à noite percebi que tem um pouco de tartaro perto do contentor. Não gostaria de voltar ao dentista agora, pois faz pouco tempo que fiz limpeza. Minha pegunta é se eu intensificar na limpeza posso evitar que o tartaro aumente e assim prejudique meus dentes, em que fase o tartaro amolece os dentes? Posso ter algum problema gastro que aumenta a acidez da boca. Desde já agradeço a ajuda. Minha gengiva não sangra, só quando machuco com o fio dental.

    • Vivieide, sim: se você intensificar a limpeza manual com escova e pasta de dentes é possível evitar a formação de tártaro. O tártaro que promove amolecimento dentário é aquele que entra por baixo da gengiva… por isso, o segredo é não deixar o tártaro se formar. Mas cuidado pra não se machucar fazendo força demais com a escova ou com o fio dental… é uma questão de técnica, não de força.

  43. Boa noite Dra Ana,
    Obrigada pela resposta, desculpa mas gostaria de fazer mais duas perguntas. Como percebo quando o tartaro está por baixo da gengiva? E uso enxaguante bucal sem álcool todos os dias, isso é ruim?

    • Imagina, fico feliz em ajudar. :)

      Na verdade, não é algo que se perceba… é preciso que o dentista examine, radiografe, sonde. Por isso é tão importante ir regularmente ao dentista. Não há necessidade de usar enxaguante bucal diariamente… uma boa escovação e o uso do fio dental já são suficientes. Mas, se for usar, é importante que seja sem álcool mesmo.

  44. Tenho 27 anos e neste mes de janeiro vou extrair dois dentes da parte inferior, agora penso que talvez pudesse ter recuperado, mas agora é tarde, ninguem me orientou sobre os tratamentos dentarios. O que faço? O implante seria a melhor opção para mim? Isso me incomoda as vezes em estar com as pessoas. Me responda por favor. Obrigada tchau!

    • Regina, sim. Implantes são sempre uma boa opção. Mas é preciso avaliar se você tem osso suficiente para segurar esses implantes, o que, pela sua idade e pelo fato de ter extrações recentes, deve haver. Pergunte ao dentista que vai fazer as extrações qual é a opinião dele. Talvez seja até possível fazer o implante de forma imediata, junto com as extrações. O importante é não ficar com os espaços vazios na boca por muito tempo, pois isso traria uma série de problemas pra você (veja: http://medodedentista.com.br/2012/01/a-falta-que-um-dente-faz.html). Se o problema for o custo, é possível colocar uma prótese removível também.

  45. Tenho 20 anos e perdi um dente ontem.. Vi todas as postagens sobres esses dentes que caem por mal cuidado.
    Era o segundo dente superior depois do canino do lado esquerdo, so que ele era pequenino não parecia nada com o direito, eu também não lembro de ter extraido antes ! Como se ainda não fosse prmanente bem branquinho. E é do mesmo jeito embaixo, segundo dente depois do canino inferior tanto do lado esquerdo como do direito são iguais a esse que eu perdi… Esse que eu perdi ainda pode nascer outro no lugar ou nessa idade não tem mas salvação ?
    Obrigada desde já.

    • Dina, embora você já tenha passado faz tempo da idade de ter dentes de leite, pelo seu relato me parece que esses dois dentes que você cita eram de leite. Provavelmente eles ficaram na boca por tanto tempo porque os dentes permanentes não existem, ou estão tão mal posicionados dentro do osso que não conseguiram nascer. E, na sua idade, em vão nascer mais. Para ter certeza do que acontece, basta uma radiografia panorâmica… ela mostrará quais dentes você tem bem com como o posicionamento deles. Procure um dentista e faça uma avaliação!

  46. Muito obrigada :)

  47. Bom dia Dra! Tudo bem. Vc recebeu meu e-mail?

  48. Bom eu quando tinha 8 anos de idade cai de bicicleta e bati com a parte da frente dos dentes no chão, mas só quebrou um dente arrancou uma lasca dele tipo ele não quebrou todo não, mas tipo assim na epoca fui na dentista e ela colocou resina “massinha” no meu dente e aparentemente ela não viu nenhum problema mais grave. Só que na epoca ela fez meu dente menor do que o outro ela disse que fez esse tamanho desproporcional para eu não quebralo quando fosse morder com ele… se passaram 10 anos e hoje estou com 18 e durante esse tempo meu dente nunca doeu e nem ficou mole. Aí há mais ou menos duas semanas atras meu dente começou a doer ai resolvi e fui no dentista. Ele me disse que era necessario fazer o canal, ai ele me disse que talvez haja uma possibilidade eu poderia perder o meu dente. Eu queria saber se eu realmente posso perder o meu dente? Tipo ele doi, mas as vezes para de doer, ai volta a doer de novo… tipo meu dentista disse que o implante é 1600 reais e ele disse que fica muito proximo do normal, mas tipo ele acha que isso pode ocorrer, mas ele me disse que so o canal pode resolver. Sim, tipo, ele vai tirar o raio X para ver meu osso do meu dente para ver como está… por favor me responda estou desesperado sem saber o que fazer, tipo talvez eu esteja me desesperando a toa espero que não aconteça nada comigo………………….. to meio chateado com essa historia toda, tipo durante 10 anos ele esteve inativo agora que começou a doer, e eu escovo os dentes regularmente. Por favor me responda estou APAVORADO com essa tal possibilidade……………………………………….. TENHO FÉ EM DEUS que tudo dara certo e o canal que serve para salvar o dente funcione comigo, no meu dente da frente esquerdo…….. agradeço desde jah pela a atenção.

    • Wanderson, O que deve ter acontecido é que, por causa da pancada, a raiz do seu dente começou a “sumir”… foi ficando mais curta ao longo do tempo. A ideia do seu dentista é tratar o canal para parar esse processo pois, quanto mais curta a raiz, menor suporte o dente tem. Às vezes a raiz, nesses casos, chega a ficar tão curta que não consegue mais segurar o dente… aí ele fica mole e precisa ser extraído.

      Agora é fazer esse tratamento de canal e torcer pra isso fazer essa reabsorção parar. E, de tempos em tempos, ir ao dentista para reavaliar. Fico aqui torcendo por você. :)

  49. Olá, Ana.

    Semana passada eu senti o meu dente da frente mole, e procurei um dentista no mesmo dia, na avaliação inicial ela me disse que que uma limpeza no local era necessária pra depois avaliar melhor o quadro, essa semana fiz a limpeza, mas passei a sentir outros dentes moles, os quatro na parte superior frontal, a dentista me disse que caso esteja assim na minha próxima visita, semana que vem, ela vai me indicar um periodontista. hoje acordei e senti um quinto dente amolecido. É claro, estou desesperada! Marquei uma avaliação com um periodontista para sábado agora. Estou muito assustada com tudo que andei lendo, e principalmente assustada com a rapidez na evolução disso tudo, eu tenho bons hábitos de higiene bucal, meus dentes, esteticamente falando, não demonstram nada. Eu gostaria de saber o que posso esperar dessa visita ao periodontista, tenho a impressão que receberei péssimas notícias, por favor, jogue alguma luz na situação. Muito obrigada!
    Ah, só pra complementar, Ana, a mobilidade é muito sutil, por enquanto.
    Ah, mais uma coisa, eu tenho 23 anos.

    • Jéssica, na sua idade não são muito comuns problemas periodontais que levem vários dentes a serem inviabilizados, ao ponto de amolecerem e precisarem ser extraídos. A avaliação de um periodontista é a melhor ideia mesmo no momento. A boa notícia é que você procurou um dentista assim que teve os primeiros sintomas, e a doença periodontal (se for esse mesmo o caso) e perfeitamente tratável. Fique calma e siga as orientações do seu dentista… o importante é não ignorar ou subestimar o problema.

      • Olá, Dra.

        Voltei aqui para contar os achados do periodontista que visitei hoje. Primeiramente, comemoremos, ele disse que não tenho doença periodontal e nem gengival, depois de “futricar” minhas gengivas ele disse que está tudo saudável, o que para mim foi um grande alívio. Mas é claro, vem a notícia tão boa assim, ele me disse que sofro de um trauma oclusal por excesso de tensão e encontros prematuros, acho que é isso. Num primeiro momento, terei que usar uma placa oclusal, a qual já fiz o molde e posteriormente, terei que passar por um tratamento ortodôntico, com o uso de aparelho, algo que nunca pensei que fosse precisar. Ele também me disse que apesar de não ter uma doença gengival ou periodontal preciso redobrar meus cuidados com a higiene por conta do trauma. Gostaria de ouvir sua opinião sobre os achados dele, e de te agradecer por ter me tranquilizado. Muito obrigada por dispor do seu tempo tirando as minhas dúvidas e por ser tão atenciosa, muito obrigada mesmo!

        • Jéssica, que bom saber que sua gengiva está saudável! Realmente, o que seu dentista relatou acontece mesmo… às vezes os contatos dos nossos dentes não estão bem distribu;idos, o que acaba colocando mais carga em um ou outro dente. E esses dentes “pagam a conta” pelos outros.

          Continuo à disposição. Abraço! :)

      • ué, sumiu meu comentário aqui por quê?

        • Sumiu não, Jéssica. É que eu ainda não tinha aprovado… :) Tava meio ocupada nos últimos dias, mas já tá aí.

  50. Olá! Tenho 33 anos e usei aparelho por 4 anos, quando tirei o aparelho há um ano atrás estava com um dente (superior) mole, meu dentista falou que tenho problemas de gengiva, porém aquele dente estava mole porque ele era muito para trás e moveu bastante. Só que já faz um ano e o dente nunca ficou firme, fui em outra dentista hoje ela me pediu um rx , mas salientou que perderia este dente mais cedo ou mais tarde, que poderíamos colocar uma contenção para durar mais. Pode estar mole assim por tártaro? Estou desesperada, e a próxima consulta o rx é só em março, corro risco de perder tão rápido, o que eu faço e se perder?
    Agradeço desde já.

    • Ana, infelizmente sim: você pode perder seu dente por causa do tártaro. Mas provavelmente não é algo assim tão rápido, de um mês para o outro. O ideal é fazer uma avaliação com um especialista em gengiva… procure um periodontista.

  51. Olá Ana, gostaria de saber como é feita a cirurgia para retirada da raiz de um dente, estou com dente pré-molar só o “chão” vamos dizer assim, rsrsr, ele começou a quebrar e como não fui ao dentista gostaria de saber como é feita a retirada desse dente, já que não tem nem onde segurar no dente? Outra dúvida, como muitos falaram aqui, tenho um dente incisivo um pouco mole e hoje 10/02/2012 ele doeu e inchou na parte superior da gengiva, não tem pus algum, ahh, esqueci de mencionar que no dia anterior comi uma goiaba e achou que foi aí que amoleceu um pouco, vou precisar extrair? Agradeço pela resposta.

    • Elvis, quando não dá para apreender a coroa do dente com o fórceps (o “boticão”) existem outros instrumentos chamados alavancas, que dão conta do recado. Á vezes é necessário, também, usar uma broca para facilitar o serviço da alavanda, tirando um pouquinho de osso das laterais da raiz.

      Dente mole em adulto não é normal. Pode ser que a goiaba tenha machucado seu dente mesmo, embora não seja uma fruta que tenha coroço grande… de qualquer forma, é bom procurar um dentista pra identificar a causa do problema e tratar de acordo.

  52. Ola Dra. Ontem fui assaltado me agrediram e cai com o rosto no chão. Tenho pra mim q meus dentes trincaram sinto como se o dente ” Incisivo Lateral ” estivesse atras do meu dente “Incisivo central” empurrando para o lado. A alguma possibilidade deles caírem? A e minha gengiva esta com machucada também. E mais uma meus dentes também ” Canino ” e ” Incisivo Lateral ” parece estarem arranhados, estão com uma linha pequena mais escura e passando o dedo cinco áspero. Pode me dar uma ajuda hoje sábado não à Clinicas Odontológicas abertas por onde eu moro, só segunda feira. Estou muito preocupado.
    Obrigado.

    • Patrick, demorei tanto pra responder que hoje já é segunda. ;)

      Você precisa procurar um dentista pra verificar a extensão dos danos. Dependendo da pancada, é possível que você tenha que tratar o canal de alguns desses dentes. Também, é preciso ver se não há alguma fratura interna, nas raízes. Fique tranquilo e procure orientação profissional.

      • Ontem mesmo eu fui no dentista, Graças a Deus a Dra. disse que os dentes não estão moles, e que o arranhão ira sumir apos uma limpeza. Tirei um raio x e estava tudo certo apenas a gengiva que esta machucada, porem tenho que ficar de olho ainda porque o dente ainda doí bastante para comer.
        Obrigado pela resposta :)

        • Que bom Patrick, fico feliz que não tenha acontecido nenhum dano mais sério. Abraço e melhoras! ;)

  53. Fiz uma apicetomia há uns 2 anos e de uns tempos para cá tenho sentido um incomodo na região com inchaço e o dente (que já é uma prótese) está com mobilidade…fui ao dentista, o mesmo que fez a 1ª cirurgia e este disse que pode ter criado um abcesso ou algo do gênero e que é necessária nova cirurgia. Sou alérgica a antibióticos, anti inflamatórios e analgésicos. Minha dúvida com relação a este dente é: se existe um processo inflamatório será eliminado com a cirurgia?
    Será que perco parte da gengiva tb com este procedimento? Meu sorriso é muito aberto e com certeza isso vai afetar… Outra dúvida é com relação a um dente molar que extraí pois estava com uma lesão na furca e acabou quebrando… hoje tirei os pontos e percebi que as paredes não colaram, os pontos parecem não ter servido pra nada… não tenho sangramento mas me assusto com a aparência de gengiva solta!!! O que pode acontecer? Não pode haver alguma infecção… tô meio apavorada!!! Já fiz muita coisa nos meus dentes e já passei por muitos “profissionais” incompetentes, o que com certeza prejudicou mais ainda minha saúde bucal que negligenciei totalmente quando era criança (e meus pais não eram muito exigentes neste ponto) mas que hoje cuido com tanta dedicação!!!! A próxima consulta ficou só para 6 de março!
    Te agradeço desde já algum retorno!!!

    • Niura, o processo inflamatório é uma defesa natural do nosso organismo justamente para evitar que uma infecção se instale ou fique muito grande. Ou seja: inflamação, em maior ou menor grau, sempre há. Os antinflamatórios servem para que os efeitos da inflamação não sejam tão exagerados (dor, rubor, calor e inchaço local), e não façam a gente “sofrer” por causa da ação do nosso próprio organismo. Já a infecção é o ataque das bactérias. Pergunto: você é alérgica a qualquer tipo de antinflamatório e antibiótico? Geralmente as pessoas tem problemas com um tipo deles e respondem bem a outros tipos.

      Se você vai perder gengiva com a cirurgia depende diretamente da quantidade de osso removida da região. Isso porque a gengiva acompanha o rebordo ósseo.

      Sobre o molar: é normal que os dois lados da gengiva não “colem” em extrações dentárias, porque a cicatrização nesses casos é de dentro do alvéolo (o lugar onde o dente estava) para fora. Ou seja: por um tempo fica um “buraco” mesmo. Os pontos servem mais como uma rede de proteção no local do que para cooptar bordas. Fique tranquila. :)

  54. Tenho perda ossea somente em um dente, procurei dois periodontistas, o primeiro disse q é um trauma de muito tempo e q deveria retirar o dente, tirar a infecção e aplicar enxerto, já o segundo disse q não deveria retirar o dente, e sim fazer uma raspagem no local. Aí eu perguntei a ele q fazendo a raspagem em minha gengiva se iria muchar, ele respondeu q tanto retirando o dente como a raspagem tem a possibilidade de muchar. Agora estou cheia de dúvidas, o q eu faço?

    • É verdade, Mileide. Se for feita a raspagem há uma chance de haver recessão gengival, ou seja, a coroa do dente fica parecendo maior porque a gengiva “sobe”ou “desce” (depende do arco onde está o dente). E se o dente for removido, a tendência do osso que está no local é diminuir, já que não há mais dente para segurar (que é a função básica do osso). De uma forma ou outra, é preciso tratar. O dentista que sugeriu a raspagem acha que dá pra tentar salvar o dente, já o outro acredita que talvez o esforço seja em vão. Eu, sem examiná-la, realmente não sei com qual deles concordaria.

  55. Sinceramente, não imaginei que a resposta seria tão rápida!!! Muito obrigada pelo retorno e pelas explicações! Na verdade não sei se sou alérgica a todos pois tenho medo de testar e ter uma reação…já usei alguns e as reações não são legais, meus olhos coçam e incham muito e fico deformada, em casos mais sérios eu praticamente não consegui respirar, foi horrível. Por isso não tenho coragem de testar mais! Com relação ao dente extraído, fico aliviada em saber que este “buraco” é normal…como não foi o dentista e sim uma auxiliar quem retirou os pontos, eu não tive a oportunidade de fazer esta pergunta a ele!
    Obrigada mesmo! Vou guardar esse site bem guardadinho!!!

  56. Posso explicar dessa forma, q o dente 21 tem perda ossea do lado esquerdo, e do lado direito do dente ainda tem osso e por trás do dente. Tem como vc dar o diagnostico?

    • Diagnóstico não dá, Mileide. Mas quando a perda óssea é de um lado só do dente (chamada “vertical”), muitas vezes é recuperável. Ou seja, isso é um sinal de que, se seguido o tratamento à risca, há grandes chances de formar osso novamente na região.

  57. Olá, Dra.
    Sofri uma queda há 8 dias, caí de rosto no chão e machuquei o nariz , (osso de cima) e a boca cortou por fora. Meus dois dentes da frente ainda estão dormentes, verifiquei e não estão muito moles, bem pouco. Um é meu mesmo e o outro é um pivô que tenho há cerca de 5 anos. Ao mesmo tempo que estou com medo de caírem acredito que não pois senão o pivô já teria saído, uma vez que já foi colado por 2 vezes (inclusive uma vez soltou somente de eu morder uma maçã), ESTOU CERTA? Uma vez também que bati eles ficaram dormentes mas passou logo. Minha preocupação é que já fazem 8 dias, CORRO O RISCO DE CAÍREM OU EU TER QUE EXTRAIR? Estou aguardando minha boca melhorar um pouco e vou sim procurar um dentista, mas gostaria muito de uma orientação agora, estou nervosa e com medo de cair ou ter que extrair. Outra perguntinha, HÁ ALGUMA LIGAÇÃO DO OSSO DO NARIZ COM OS DENTES? Esqueci de mencionar um detalhe, a gengiva está normal, não apresenta inchaço, também não sangra ao escovar. Está tudo normal exceto o fato de estarem muito dormentes e somente um pouco moles. Grata. Lívia.Tenho 38 anos. Agradeço desde já. Abraços. Lívia.

    • Oi Lívia! Não sei a força da batida que seus dentes levaram, mas qualquer trauma merece avaliação profissional… é preciso radiografar para verificar se houve algum dano interno aos seus dentes, alguma fratura, por exemplo. Por isso acho que o seu erro está em “esperar a boca melhorar um pouco” para procurar um dentista. Digo isso porque muitas vezes a diferença entre salvar e perder um dente está na rapidez com que se procura o dentista depois do acidente.

      A boa notícia é que seus dentes não parecem moles, isso é um bom sinal. E até o fato do pivô não ter descolado dá a entender que a “pancada” não foi assim tão certeira. ;)

      Não acho que você corra risco de perder esses dentes de forma imediata, mas você vai precisar de acompanhamento clínico e radiográfico por alguns meses, pra ter certeza. Traumas às vezes levam a reabsorções de raízes dentárias, por isso a preocupação. Talvez seja preciso tratar o canal de algum desses dentes (o do pivô provavelmente já até tenha o canal tratado). E não, em princípio não há nenhuma ligação com a qual você tenha que se preocupar entre o osso do nariz e os dentes.

      Fico à disposição para qualquer outra dúvida.

      • Muitoooo obrigada pelo retorno Dra. Adorei o site e já está em meus favoritos. Vou sim procurar um dentista o quanto antes, ok? Obrigada. Abraços. Lívia.

  58. Ontem a noite eu estava me levantando para tomar água e dei de boca no armário. Meu dente não sangrou, não doeu nem nada, e foi bem de leve a batida, mas agora eu sinto ele dormente, fiquei assustada e minha mãe disse que ele devia estar dormente porque a gengiva está machucada pelo impacto, mas não sei, de vez em quando ele doi um pouco. Será que o dente escurecerá ? Terei eu que fazer tratamento de canal ? Ou será que ele vai cair ? Bati o incisivo central, e a sensação que estou tendo é que estou usando aparelho móvel, que quando você aperta fica meio dormente e dolorido. Tenho 14 anos e não quero ficar com o dente escuro ou desdentada ! Me ajudaaa !

    • Lua, o ideal é procurar um dentista para avaliar e, principalmente, fazer uma radiografia desse dente para ver se está tudo certo “internamente”. Só assim pra saber se haverá necessidade de tratamento de canal. Não vejo nenhuma razão, pelo seu relato, para achar que o seu dente vai cair. Fique tranquila e vá ao dentista.

  59. Fui ao dentista na ultima quarta feira dia 15/02/12 e o mesmo extraiu-me o segundo pre molar inferior o mesmo já tinha sido iniciado o tratamento de canal com outro dr., mas não sei o que mastiguei e o mesmo quebrou e eu pedi que o dr. o extraísse. Ate ai tudo bem, mas sexta feira por volta das 03:30 da manhã começou a doer, sendo que só aliviou um pouco depois que tomei uns dois tipos de medicamentos nimesulida 50mg e voltarem 100mg. Sábado fui ao hospital e me receitaram diclofenaco injetável passado alguns minutos parecia nunca ter doido. Mas domingo já doía do mesmo “tanto” e hoje segunda feira 20/02/12 fui ao hospital e falei com o dr., ele perguntou se estava sangrando eu respondi que não, ele disse que é normal e receitou procaína e benzilpenicilina não lembro a mg das mesmas. Aliviou um pouco mais tarde tomei um voltarem 100mg e só tomar e o alivio e rápido. Ah e só pra esclarecer não teve nenhuma complicação na extração do mesmo, só não voltei ao consultório do dentista porque o mesmo viajou durante o feriado, só volta na próxima semana. Muito obrigado tenha uma boa tarde.

  60. Olá, eu uso aparelho há 4 meses e gostaria de saber quanto tempo demora para o dentista colocar as bandas nos dentes? E o fio do aparelho está andando ele sempre fica ótimo no dia que vou ao dentista porém uma semana depois ele sempre acaba sobrando de um lado isso é porque os dentes estão andando ou porque não está bem ajustado??

    • Luiza, cada dentista trabalha de uma forma. Alguns instalam as bandas junto com o resto do aparelho, outros demoram mais, depende. Eu costumo deixar para uma próxima consulta, até para que a sessão fique mais curta e não seja tão desconfortável para o paciente. Pergunte para o seu dentista quando ele fará a instalação das suas bandas.

      Essa sobra de arco que você é relata é normal, e é sinal de que os seus dentes estão se movimentando, que é o objetivo do tratamento ortodôntico. É assim mesmo, fique tranquila. :)

  61. Olá Dra. me chamo sabrina e há alguns dias meus dentes da frente anda doendo e fica dolorido só que a 3 dias pra ca tem um dente da frente se formou em voltar uma mancha roxa na genviva e exatamente este dente esta doendo demais e tbm ta meio mole dá impressão que a gengiva toda ta inchada o que pode ser isso Dra? Eu to com medo de cair o meu dente. Isso pode acontecer, o que eu passo fazer pra evitar? Fico no aguardo desde ja. Grata!!!

    • Sabrina, você não disse se bateu esse dente, então concluo que não. A explicação mais simples é a de uma gengivite ou até periodontite localizada, ou seja, uma inflamação local causada por acúmulo de placa bacteriana e/ou tártaro na região. Não acho que seu dente vá cair assim de uma hora para outra, mas todo dente mole precisa de avaliação profissional. Procure um dentista para determinar a causa desse problema, bem como o tratamento indicado.

  62. Mais Dra., pq doi sem parar? E dá impressão que os outros dentes do lado tbm estão doendo?

    • Pode ser um sintoma da própria inflamação / infecção, embora a doença periodontal e a própria gengivite não costumem doer. Talvez o problema seja outro… enfim, um dentista preciosar ver isso aí. :)

      • Oi, é o seguinte. Certo dia acordei com dois dentes da frente moles, e é claro me desesperei, fui ao dentista e ela me disse que é por conta da minha mordida que é errada pelo fato de eu ter bruxismo, até disse que eu teria que colocar aparelho, me acalmei até, meus dentes continuaram moles, mais eu sentia que estavam endurecendo, só que depois de uma semana me deparei com os mesmos dentes moles. Detalhe, eu ñ bati a boca e a gengiva nem sangra, só esta com o aspecto inchado ao redor do dente. Me ajuda!

        • Val, pode ser um problema de mordida, mesmo. É possível que esse 2 dentes estejam “batendo errado” nos de baixo, provavelmente antes dos demais dentes… isso coloca uma força muito grande sobre eles, o que explicaria esse amolecimento. Um ajuste oclusal (um pequeno desgaste que elimine essa interferência) resolveria o problema (se for esse mesmo o problema). Converse com a sua dentista sobre essa possibilidade.

  63. Obrigada Dra., é que na minha cidade não tem dentista e eu vou só no dentista da cidade vizinha, sabado, e fico mais com medo de cair, imagina justo o dente da frente mais no caso eu vou ter que usar esse aparelho do dente acima??

    • Isso que aparece na foto é uma esplintagem, serve para quando o dente está muito mole, com raízes fraturadas, por exemplo, e geralmente em caso de um trauma ou batida. Acredito que não seja o seu caso.

  64. Dra. há 3 dias sofri uma pancada na boca, q não causou dor alguma, porem no dia seguinte causou um inchaço muito grande q dificulta a abertura da minha boca para comer. Como não sinto dor alguma nao procurei um dentista. O que eu faço? Será q é muito grave?

    • Fernando, qual lugar da boca você bateu? De qualquer forma, acho que é hora de procurar um dentista, sim. Afinal, um inchaço que leve você a ter até dificuldades de abrir a boca não é normal. Não deve ser grave, mas é bom avaliar.

  65. Ola dra. Quando eu era criança, um menino acabou acertando uma cabeçada na minha boca, meu dente da frente ficou com uma “rachadura” bem no meio. Nunca tive problemas com ele. Meu dentista falou para eu nao me procupar… Tem a hipotese dele quebrar? Ou com o tempo ele se refaz a ex dos nossos ossos? Isso faz uns 16 anos que aconteceu.

    • Wilcemar, na ocasião da cabeçada o esmalte do seu dente deve ter trincado. Em princípio você não terá problemas com isso, o máximo que poderia acontecer é você ter um pouco mais de sensibilidade nesse dente. Mas se isso já faz 16 anos e o dente está bem, acho que você pode ficar tranquilo a respeito. :)

  66. Obs: entre ontem e hoje o inchaço aumentou muito e começou a doer bastante.

    • Corre no dentista, Fernando!

  67. Boa noite!
    Eu tenho 12 anos e meu dente da frente está meio mole e estou com medo dele cair!
    O que tenho que fazer? Tenho que colocar outro dente?

    • Laís, aos 12 anos você não deveria ter dentes “da frente” moles… a não ser que esse dente ainda seja um canino de leite, o que é uma possibilidade. Nesse caso, seria normal ele estar mole. Na dúvida, procure um dentista para avaliar!

  68. Gostaria de tirar um dúvida, pq estou desesperada.
    Estou fazendo tratamento ha 6 meses por q tenho mordida cruzada do lado direito, eu me queixei
    ao meu ortodontista que eu sentia estalos na mandibula depois que o siso nasceu e perguntei se
    teria algum problema em arrancá-los, ele olhou os dentes e disse q eu deveria arrancá-los
    Ok , eu achei que iria solucionar um problema, mas não foi o que aconteceu , sinto falta dos dentes
    porque faziam parte da minha mordida e estavam erupcionados só estavam mal posicionados
    Então além disso, sinto que meu rosto mudou, está mais envelhecido, o queixo entra quando eu sorrio e para mastigar é horrivel além de que o estalo continua, me queixando p esse dentista ele disse que é coisa da minha cabeça pq ninguem sente falta desses dentes, agora eu tenho dois espaços no final da arcada.

    O que eu posso fazer?

    Danielle de J. Pessoa – PB

    • Danielle, você é a primeira pessoa que me relata sentir falta dos sisos para mastigar. Geralmente, a mastigação já é funcional se a pessoa tem até os primeiros molares, tanto que muitas dentaduras são confeccionadas sem os segundos e (principalmente) os terceiros molares. Ainda: a ausência dos sisos não teria como modificar a sua face de forma importante. Por isso acho que tem um quê de percepção subjetiva aí. Pergunto: quais sisos você extraiu? Os de baixo apenas? Um problema que pode estar acontecendo é que os de cima ainda estão em função, e jogam os alimentos diretamente sobre a sua gengiva causando dor e incômodo. A solução seria tirar os de cima também, já que eles não têm dente antagonista no momento. Quanto aos estalos na sua articulação, o ideal é procurar um dentista especialista em DTM (disfunção temporomandibular) para uma opinião mais embasada.

  69. Ana… muito bom isso! Mas tenho uma dúvida. Meu dente da frente está meio mole, quando eu flexiono o dedo percebo que ele se mexe. O que é isso? Minha gengiva não está inchada nem nada, mas incomoda. Posso perdê-lo? Estou com medo.

    Ah é… esqueci de dizer que sinto como se um pedaço de dente estivesse bem perto do outro. E isso incomoda também.

    • Jaqueline, a questão é: “quanto” o dente se mexe? Porque mexer um pouquinho é esperado, já que nossos dentes não são fixos ao osso, mas entre eles e o osso existe o ligamento periodontal, uma espécie de amortecimento. Mas se o dente realmente se move, visivelmente, é possível que haja algum problema periodontal. Recomendo que você procure um dentista para fazer uma avaliacão, também uma radiografia para verificar se há perda óssea.

  70. A moleza não é tão pouca, nem tão enorme. Mas vendo ele se mexendo, não dá muito. Só sentindo. Marquei dentista para terça, mas ainda continuo com medo. Sou nova demais para perder meus dentes.

  71. Dr. Ana

    Por medo, vergonha, trauma ou sei lá o que deixei um dente permanente, que na infância ja estava com
    uma carie grave, foi feito um curativo e era pra eu voltar e fazer o tratamento, o tempo passou e eu não fiz o tratamento, o dente amoleceu e foi caindo aos poucos, tomei coragem e fui ao dentista que me disse que eu tinha que esperar e tomar o antinflamatório pra poder tirar a raiz do dente, pois sem remedio iria doer, estou com muito medo, ja tenho consulta marcada, mas o restante do dente já caiu, e essa retirada da raiz é muito dolorida? E outra dúvida seria qual o melhor procedimento pra substituição do dente, a dentista me recomendou uma ponte, chamada ponte adesiva, estou em duvida de qual seria a melhor opção pra substituição…. Estou também muito deprimida por ter deixado a situação chegar a esse ponto… acho que estou aprendendo muito com tudo isso…
    Dr. por favor me ajude!!! Estou cheia de medo com relação a historia da raiz!!

    Obrigada!

    • Maria, a extração de raízes é similar a de dentes inteiros. Para o paciente não muda nada, a dificuldade fica para o dentista. E não, você não sentirá dor alguma, pois estará anestesiada.

      Para substituir o dente perdido existem várias opções. A prótese adesiva que sua dentista mencionou, um prótese removível ou um implante. Do ponto de vista funcional e estético, a melhor solução é o implante, porém também é a solução mais cara. Mas o importante mesmo é que esse dente seja substituído, independente da solução escolhida.

  72. Doutora… meus dentes ficam meio que “estralando”. Quer dizer, não é bem isso. Mas é estranho. A sensação que tenho é que eles vão cair, e parece que estão moles. Dois pedaços de dente parece que está nascendo. Não sei explicar, não sei se é coisa da cabeça, ou não. O que eu faço?

    • Jacqueline, procure um dentista. Se seus dentes “parecem” estar moles, eu acho esse um ótimo motivo para ser avaliada por um dentista e “tirar a cisma”. É importante uma opinião profissional, pois se houver algum problema periodontal (gengiva + parte óssea) instalado, ele pode ser tratado a tempo e você não terá prejuízos. Corre lá! :)

  73. Mês passado, eu tive uma gengivite, muito estranha por sinal, pois sempre passei fio dental após as refeições e escovei os dentes direitinho. Procurei meu dentista, ele fez a limpeza e a gengivite acabou. Só que de alguns dias pra cá, venho percebendo que alguns dentes estão um pouco (bem pouco) moles. Eu percebo isso com mais intensidade quando acabo de comer algo (principalmente alimentos moles). Estou ficando desesperado! Tratei a gengivite o mais rápido possível e será que mesmo assim os dentes estão moles por conta disso ?

    • Cleyton, gengivite não deixa os dentes moles. Se eles estão realmente moles, pode haver algum comprometimento periodontal (dos tecidos de suporte dos dentes). Sugiro que você procure um dentista especialista em periodontia para fazer uma avaliação.

  74. Ola!
    Dra. estou com muito medo, minha filha tem 10 anos e quando tinha uns 4 os dentes da frente ficaram com muita carie devido a alimentação muito doce e falta de limpeza correta (minha culpa) depois de algum tempo (ela tinha uns 6 anos) uma dentista arrancou o que restou (raiz) dai para frente o dente permanente não cresceu mesmo eu tendo continuado tratamentos, por fim ja a uns 2 anos ela esta usando aparelho para ajudar a colocar os dentes no lugar mas esse dente (o da frente e o canino) não crescem de jeito nem um e agora que a nova dentista pediu uma nova panoramica e verificou que deve ser feita uma cirurgia para puxar os dois dentes um esta reto e o outro esta cruzado na frente deste num mesmo espaço o que não é suficiente para os dois e ela me disse que não é 100% garantido que os dentes vão crescer e então minha filha terá que fazer implante o que eu devo fazer, é isso mesmo (mesmo com cirurgia esse dente pode não descer????.
    Grata

    • Estela, o que a dentista sugeriu é fazer um tracionamento, que significa colar um botãozinho nesses dentes, amarrar um fio neles e puxá-los para fora. Realmente, há uma chance, dependendo do posicionamento desses dentes dentro do osso, que seja inviável trazê-los para a boca. Aí a solução seria extraí-los e fazer implantes mesmo. Mas acho que vale a tentativa de tentar puxá-los, né?!

  75. Desculpe os erros, é que a cirurgia é amanhã eestou com muito medo dela sofrer e mais, por nada !!!
    Grata

  76. Dra Ana,

    Obrigada pela resposta ( em 27 de fevereiro). Acho que realmente fica difícil avaliar um caso apenas por um e-mail, mas o fato é que eu acho que fui mal orientada e a extração foi desnessária porque eu continuo com o incomodo na articulaçao, que eu estava crente que era por causa do siso, porque foi quando eles nasceram que tudo começou.
    E ainda continuo achando que a minha face mudou um pouco sim, será porque a arcada inferior diminuiu? Acho isso uma irresponsabilidade do meu dentista e eu que sai prejudicada.

  77. Oi Ana, preciso que vc mim ajude, minha esposa tem dois dentes da frente que estão pretos por dentro, o quer ela deve fazer pra resolver esse problema? Obrigado!!!

    • Rogerio, ela precisa procurar um dentista. Provavelmente se tratam de cáries. O dentista vai ter que remover as cáries e restaurar o dente (fechar o espaço que ficou com uma resina da cor do dente).

  78. Olá, estou desesperada!
    Eu usava aparelho a dois anos e parei devido a uma reabsorção grave na raiz, desde então tenho tido um drama em minha vida (sem exageros). Meus dentes não voltaram a ter a fixação como antes, sendo assim, há um ano quando fui obrigada a retirar o aparelho comecei a usar uma contenção nos dentes superiores, mas como minha mordida é cruzada, eu mordo bem em cima e a contenção descola, voltando a mobilidade de sempre. A mobilidade de meus dentes estão nos 4 dentes da frente. Estou muito nervosa e não sei mais o que fazer. Há cura para o meu caso? O que posso fazer para não perder meus dentes? A dentista me recomendou a nunca mais usar aparelho ortodôntico e agora não sei mais o que fazer. Me ajude, por gentileza.

    • Franciele, a sua dentista tem razão: se os seus dentes sofreram uma reabsoção radicular severa, está contra-indicado um novo tratamento ortodôntico… pois se aconteceu uma vez, pode acontecer de novo e piorar a situação. Eu confesso que não entendi muito bem o seu caso… você tem mordida cruzada anterior e morde em cima da contenção? A contenção está colada na parte de fora dos dentes? De qualquer forma, uma solução seria usar uma contenção removível, como aqueles aparelhos usados no final dos tratamentos ortodônticos. Infelizmente, não há como fazer as raízes de dentes com reabsorção “crescerem” de volta. E, dependendo da severidade da reabsorção, a solução é mesmo a extração com posterior instalação de implantes. Gostaria de dar uma melhor notícia pra você… mas lembre-se: eu nunca a examinei, então talvez esteja sendo meio pessimista a respeito.

  79. Olá, bom há 2 dias atrás estou sentindo uma dor mas não e muito forte mas incomoda um pouco no penúltimo dente esquerdo, mas só sinto essa dor quando eu abro a boca [ex: bocejar], quando mastigo ou quando eu faço força com os dentes de cima com os de baixo, oque pode ser isso ? ;$$’

    • Sara, pode ser um monte de coisas. Problema periodontal (de gengiva), canal, uma extrusão dentária causando contato prematuro (esse seu dente encostaria nos do arco oposto praticamente sozinho, o que causaria uma carga muito grande sobre ele), etc.. Você precisa procurar um dentista pra investigar a causa e tratar de acordo.

  80. Oi Ana, boa noite, tenho 33 anos, ha uma ano apareceu uma bola vermelha na minha gengiva na parte de baixo entre os dentes e os labios, eu estorei essa bola e ela ficou dura, quando amanhece ela fica murcha, quando começo a comer ela fica grande e dura e toda amarelada tipo com pus e doi um pouco, tipo incomoda, pois tenho medo que o dentista diga que e uma coisa mais grave… me responda por favor.

    • Oi Fabiana. Se tem pus, é porque há uma infecção instalada, ou na gengiva ou em algum dente, e o pus proveniente dessa infecção precisa sair por algum lugar… por isso essa bolinha. Recomendo que você procure um dentista para rastrear a origem desse pus e tratar de acordo. Gostaria que você lesse esse texto: http://medodedentista.com.br/2011/12/bolinh-na-gengiva-o-que-e.html

  81. Oi Dra Ana,
    Estava pesquisando na internet meu caso e acabei entrando no seu site.
    Eu tenho 44 anos, tenho pavor de ir ao dentista porque desde pequena tenho problemas com caries e canal, tomei muito antibiotico na minha infancia e isso teve consequencias nos meus dentes. Ontem olhando no espelho, percebi nos meus dois dentes da frente que nunca tiveram nada (nenhuma carie nem canal) uma linha meio azulada entre o dente e a gengiva, nao esta sangrando e nem inchado,, mas estou em panico, ja chorei feito criança, na hora escovei os dentes no local fazendo uma massagem e pareceu ter clareado mas logo depois a linha azulada estava la… sera que vc pode me adiantar o que seja isso? Sera que meus dois dentes da frente vao cair? Espero resposta e obrigada!

    • Cristina, não saberia definir o que pode ser essa linha azulada sem examinar você. Mas fique tranquila: não vejo nada no seu relato que indique que você vá perder esses dentes. Sugiro que você procure um dentista e faça uma avaliação. Pode ser algo muito simples e pode ser, também, absolutamente nada. Fique calma e vá ao dentista.

      • Oi Dra Ana,
        Muito obrigada pela atençao,posso dizer que estou mais tranquila,mas que é estranho é né!! vou procurar um dentista sim, so de pensar ja fico tensa.
        mais uma vez obrigada.

  82. Bom dia
    O problema é seguinte, semana passada comi um pedaço de chocolate em barra muito duro e machuquei um dos dentes da frente, até aí tudo bem. Mas o que ocorre é que notei que desse dia pra cá meus dentes da frente (superiores) estão todos amolecendo. Eu tenho varias hipóteses pra isso estar acontecendo, o que pode estar ou não sendo causado por essa mordida de chocolate. Outra hipótese é que eu usei aparelho nos dentes por aproximadamente 6 anos, e tirei antes do tempo (pq não aguentava mais aqueles ferros na boca), só que eu não usei o aparelho móvel (dizem que o dente amolece se não utilizar o móvel ne). Outra dúvida é que eu fiz clareamento, e pode ter sei lá, sensibilizado ou mesmo comprometido alguma estrutura dos meus dentes. Quando fui fazer clareamento o dentista disse que eu tinha um pouco de retração de gengiva (mas não nos dentes da frente). Ah, essa semana eu também comecei sentir ontem um pouco de dor, como se fosse no osso, e não nos dentes.
    obs: quando fui fazer o clareamento (faz uns 6 meses), o dentista me disse que meus dentes estavam em perfeito estado, sem placa, sem tártaro… nada de nada, sabe?

    Enfim, tem alguma coisa que eu possa fazer até ir no dentista dia 09/04?
    A propósito tenho 21 anos e um dos cisos está nascendo, tem alguma coisa haver com isso?

    • Dalvana, realmente pode ser que a mordida no chocolate tenha causado algum problema intra-ósseo que levou o seu dente a ficar mole. É imprescindível que você procure um dentista para avaliar e fazer uma radiografia. O não uso do aparelho de contenção depois do tratamento ortodôntico não amolece os dentes, isso é lenda. O clareamento também não me parece ter nada a ver com o ocorrido, muito menos o nascimento dos sisos, já que o problema é num dente da frente.

      Enfim, não há muito a ser feito enquanto você aguarda a consulta no dentista. O ideal mesmo seria apressar essa consulta, nem que seja em outro dentista. Quanto mais cedo o dentista examiná-la, maior as chances de sucesso no caso de um problema real, como uma fratura de raiz.

  83. Dra. Ana, há 6 anos iniciei tratamento ortodontico, quando a dentista da época mandou que extraísse os 4 pré-molares. Na época só extraí os inferiores e, por ter ido morar fora do Brasil, parei o tratamento. Há 3 meses tornei a usar aparelho, mais pra fechar a espaço que tinha ficado. Contudo, a dentista atual recomendou a extração dos outros 2 superiores. Estou relutante, pois não queria passar por isso de novo, alem do que estou com receio da minha futura fisionomia. Daí lhe pergunto; mesmo tendo má oclusão e uma mordida cruzada, apesar de o apinhamento dos dentes ser quase imperceptível, posso ficar sem extraí-los, sem ter complicações no futuro ou eu tenho que fazer isso de todo jeito? Peço, se possível, responder até dia 11 desse mês, já que marquei as extrações para o dia 12. Grato.

    • Renê, se você tivesse extraído só os de cima, é possível que a esta altura não houvesse necessidade de extrair os de baixo. Mas como foram extraídos os de baixo, é praticamente obrigatória a extração dos de cima para que os dois arcos se encaixem. Na minha opinião, tendo sua ortodontista indicado a extração dos 2 dentes superiores, precisa ser feito… a não ser que haja a possibilidade de fazer implantes no lugar dos dentes que foram extraídos, o que depois de tanto tempo talvez não seja assim tão fácil e imediato (e barato).

      • Obrigado pela atenção, Dra Ana. Realmente, depois de muito pesquisar e ponderar, ainda mais agora, após sua opinião abalizada, vou encarar essas extrações. É o jeito!

  84. Olá Dra. Ana, faz um dia q estou com meu dente doendo por causa de uma pancada ele está um pouco mole e ja é permanente será que corro o risco de perder ele ?? Obs: não está muito mole mas doi bastante quando ele vai pra frente e para tras.

    • José, sem querer assustar você (mas assustando): corre. Procure com urgência um dentista para avaliar se houve algum dano interno por causa da pancada. Se for preciso alguma intervenção do dentista, quanto antes melhor… o prognóstico melhora MUITO.

  85. Meu dente incisivo superior quebrou na linha da gengiva. É mais indicado extrair e fazer um implante ou colocar um nucleo metálico na raiz com uma coroa?

    • Antonio, depende muito de exatamente onde quebrou o dente. Se tiver sobrado uma parte do dente para fora da gengiva é melhor um núcleo metálico e uma coroa. Se o dente tiver quebrado abaixo da gengiva, talvez já haja indicação para extrair. Nesse último caso, o dentista vai precisar avaliar se é viável manter o dente e se ele suportaria um núcleo metálico e uma coroa. O canal vai precisar ser tratado também.

      De forma geral, manter a raiz do dente é um tratamento mais rápido e barato, já que o papel do implante é justamente o de substituir a raiz do dente. Se a raiz é mantida, um gasto a menos.

  86. Olá, bom dia. Tenho 29 anos e coloquei aparelho há cerca de um mês atrás. Minha última manutenção foi há 20 dias e no último sábado reparei que meu canino superior direito está meio frouxo e o da frente um pouco tbm, porém menos. Também notei que eles se juntaram mais aos dois da frente (tenho alguns pequenos espaços entre os dentes superiores). É normal, os dentes ficarem assim, como estivessem meio moles, mesmo tendo sido minha última manutenção há 20 dias? (Minha proxima manutenção está marcada para dia 10/05, pois troquei de dentista e esta que irá continuar meu tratamento só tem vaga para este dia). Desde já, obrigado. Aguardo ansiosa por sua resposta!

    • Isabel, em princípio é normal sim essa “sensação de dente mole”, pois a própria movimentação ortodôntica proporciona isso. De qualquer forma, na próxima consulta relate esses sintomas para sua nova dentista para que ela verifique. Mas acredito que não haja motivos pra preocupação.

  87. Levei uma pancada no dente hoje jogando bola e ficou um pouco dormente o que devo fazer? Isso é normal depois de uma pancada? obg!!!

    • Flavio, procure um dentista para avaliar. O fato do dente estar dormente pode ser um sinal de que o canal dele foi afetado e, nesse caso, haverá necessidade de tratar. E bom fazer uma radiografia, também.

  88. Olá!! Tenho uma dúvida!! Tenho 27 anos, faço tratamento ortodontico e tenho ainda um canino de leite, no raio x apareceu meu dente permanente por dentro da gengiva onde possuo o de leite, ao extrair esse de leite vai demorar muito pro permanente descer??!! E se ele não descer… corre o risco de ele não descer??!! Estou muito preocupada… por favor aguardo a resposta!! Desde já muito obrigada!! :) Abraço!

    • Amanda, o seu dente com certeza não vai descer. Isso porque na sua idade a raiz dele já está totalmente formada, e quando isso acontece o dente não consegue mais nascer sozinho. Para tirá-lo de dentro da gengiva vai ser preciso puxá-lo com o aparelho, através de um procedimento chamado “tracionamento”. Mas, dependendo do posicionamento intra-ósseo dele, talvez nem isso seja possível. Converse com o seu ortodontista sobre essa possibilidade, para que ele explique se é possível ou não no seu caso.

  89. Depois de tirar o aparelho coloquei uma contençao nos dentes de baixo, mais ou menos 2 meses depois dei uma mordida forte nos dentes e a contençao quebrou, no começo achei q fosse o dente, ele nao quebrou mas ficou um pouco mole, ele pode voltar a ficar bem firme?
    Obrigada!!

    • Sim Kelly, a tendência é que ele fique forme novamente. Mas é importante que seu dentista avalie para ver se não houve nada mais sério e para recolar a contenção.

  90. Em fevereiro arranquei meus dois sisos da parte inferior e uns dois meses depois comecei a sentir uma certa dor na gengiva perto de onde houve as extrações, nem liguei pois pensei q fosse resultado da força q o dentista fez. Bom mas foi só me incomodando a dor então peguei um espelho e olhei bem onde tava doendo e o q vi me assustou um pouco. Tem um pedaço de osso não sei se é um dente sei lá, mas ta saindo pra fora da minha gengiva já e doi bastante. E o pior é q é dos dois lados q arranquei q tá saindo esse osso ou dente sei lá ja tenho 23 anos acho q num é dente não né?

    • Aline, provavelmente é uma espícula óssea (um pedacinho de osso que ficou dentro da gengiva) que o seu organismo está expulsando. Procure seu dentista pra remover isso.

  91. Oi, boa noite!
    Tenho 23 anos e tinha um dente de leite prestes a cair há muito tempo, o incisivo inferior, e caiu há uns 8 meses atrás e nada de nascer outro e agora?
    Só um implante ou prótese fixa que resolve?
    Quanto custa a prótese fixa?
    Lembrando que não há raiz nem resto de dente só o espaço!
    Será que um pequeno corte na parte do dente nasceria outro?
    Obrigado!

    • Ivo, considerando que o dente permanente existe dentro do osso, aos 23 anos ele não nasce mais sozinho, pois a raiz dele já está totalmente formada e ele não tem mais “força” pra isso. Sugiro que você procure um dentista pra fazer uma radiografia e verificar se esse dente existe ou não. Se ele existe, dependendo do caso, é possível puxá-lo pra fora com o aparelho ortodôntico (embora esse não seja um procedimento muito comum para incisivos inferiores). Se ele não existe, há a opção de fechar esse espaço com aparelho fixo ou fazer um implante ou prótese fixa que se apoie nos dentes do lado dele. Procure um dentista para avaliar, ele poderá esclarecer também a questão de valores para o seu caso em específico.

      • Obrigado Dra!

  92. Oi, preciso de ajuda. Há uma semana senti que minha gengiva estava sangrando com facilidade, tenho coroas nos 4 incisivos superiores e um dos frontais apresentou como se estivesse descolado, e muito dolorido, procurei um dentista relatei o fato e disse que minha coroa havia descolado, ele tentou retirar mas nao consegui e verificou que o dente estava com mobilidade, me encaminhou para um periodontista, este fez radiografias avaliou o caso mas disse que estava em duvida pois o raio x nao trouxe certeza mas que achava que eu havia fraturado a raiz do dente, pediu que eu procurasse um especialista em proteses para ele avaliar a necessidade de retirada da protese. Eu nao procurei imediatamente pois com a movimentacao para tentar avaliar o dente este ficou muito sensivel e doia muito. Isto tem 3 dias hoje verifiquei que estou com uma bolha de pus na gengiva em cima do dente afetado. Estou com medo pois o periodontista disse que posso perder o dente, estou me automedicando com analgesicos ate seg feira para procurar outro dentista mas tenho medo de ter demorado muito.
    Me ajuda…

    • Maria, essa bolha de pus indica que há uma infecção instalada na região. Imagino que você tenha tratado os canais desses 4 dentes antes de colocar as coroas (o que não é obrigatório mais é o mais comum), portanto a infecção não deve ter origem nos canais. Se ela não vem dos canais, deve vir do periodonto, ou seja, dos tecidos em volta dos dentes. Tanto no caso de periodontite quanto de fratura do dente, ele poderia estar mole. Pergunto: você mordeu alguma coisa dura ou bateu esse dente? Porque fratura é algo que dificilmente passa despercebido e, sendo isso, há uma grande chance de você perder esse dente. Se for periodontite (inflamação / infecção do periodonto que leva à perda óssea e amolecimento dos dentes), a chance do dente “endurecer” novamente é maior. Ou seja: não há muito o que fazer antes de diagnosticar o que realmente está acontecendo. Vamos aguardar sua consulta na segunda-feira e torcer. Fico à disposição se ainda puder ajudar.

  93. Galera, alguem pode me ajudar? Pois bem, eu botei o aparelho recentemente ai eu percebi que meu dente que é permanente está aparentemente mole e está doendo, isso pode trazer algum problema no futuro?

    • Antonio, a sensação de dentes moles é bastante comum durante o tratamento ortodôntico, principalmente quando durante a consulta o dentista remove o arco (fio). A dor pode ser por causa da força que o dente está recebendo. De qualquer forma, é importante que você relate esses sintomas ao seu dentista para que ele avalie se fazem mesmo parte da “normalidade” ou se tem alguma coisa errada.

  94. Olá, meu dente molar foi feito canal há 7 anos, e essa semana caiu o bloco e começou a doer, ontem fui na dentista ela tirou o raio x do dente e viu que entre as raizes, chamada de furca ou bifurcação, não lembro ao certo o termo usado por ela, estava meio escuro e falou que achava ser uma lesão de furca e que o dente estaria condenado e que não daria para retratar o canal, me encaminhou para outra dentista do mesmo consultório especializada em canal e ela analisou o raio x e o meu dente e disse que daria para fazer o retratamento do canal sim, andei pesquisando pela internet sobre lesão de furca e não achei nada bom, pois diz q a maioria dos casos exige extração, agora estou em duvida, qual das duas estaria certa e sendo ambas do mesmo consultório e com diagnósticos diferentes… o que a Drª acha???
    Já comecei ontem mesmo o retratamento e estou com receio de ser em vão, já que o preço não foi barato.

    Desde já agradeço.

    • Jakeline, eu sempre prefiro a opinião do especialista. Acho que, se há uma possibilidade de salvar o seu dente, vale a pena tentar. Sim, não há certeza do sucesso, lesões de furca são sempre uma incógnita. Mas se você já começou o tratamento, termine-o e faça o acompanhamento da regressão da lesão junto à sua dentista. Fico aqui torcendo.

  95. Boa noite doutora, estou muito preocupado, um dente meu começou amolecer, ficou cheio de tartaro, comecei a ir para o medico e para fazer raspagem e nao teve jeito, fui varias vezes, atingiu outros dentes, fui ao dentista ele raspou com a maquinazinha que faz limpeza, inflamou muito e agora deu perda ossea e a gengiva ta saindo como se fosse um pus que fede, proximo ao dente que está perdido, o q devo fazer? Obrigado.

    • Jean, não há fórmula mágica: é preciso eliminar esse tártaro e procurar ter uma higiene rigorosa. Pela sua descrição, você tem uma periodontite ativa. Continue indo ao dentista para tratar. O dentista especialista nessa área é o periodontista, seria bom fazer uma avaliação com um.

  96. Oi bom dia, eu gostaria muito de esclarecer algumas duvidas: eu usava aparelho fixo no dente, e antes de usar o aparelho meus dentes da frente eram bem abertos e tinha um que era meio pra fora, e em cima desse dente ate hoje tem uma bolha de pus mas o dentista o qual fazia tratamento nunca me falou nada sobre esse dente. Ok, esse dente uma vez antes de por o aparelho doeu muito, depois não senti mas dor nele, coloquei o aparelho e tirei sem terminar o tratamento por condições financeiras, agora sinto os meu quatros dentes da frente moles e os dois dentes que eram abertos estão abrindo de novo. O que pode ser, me ajuda, estou desesperada, pois eles eram horríveis… muito obrigada.

    • Alesandra, essa bolha parece seu uma fístula, que é o local de saída do pus proveniente de uma infecção. Essa infecção pode ter origem no canal de um dente ou na própria gengiva. Pela sua descrição parece haver um problema periodontal (dos tecidos de suporte dos dentes: gengiva e osso). Sugiro que você procure um dentista especialista em periodontia para avaliar.

  97. Oi,
    Meu nome e Juliano e tenho 16 anos, ha alguns dias (+ ou – 1 semana) os meus dentes caninos começaram a doer bastante, depois de uns 3 dias ficaram meio moles e agora não sei se isso que eu tenho pode ser a doença citada no texto, não tenho o habito de escovar os dentes mais de 2 vezes por dia, as vezes escovo só 1, depois que eles ficaram meio moles escovo apos cada refeição. Minha pergunta é: eu posso estar com piorreia?

    • Juliano, pode. Se esses seus dentes forem permanentes (e pela sua idade, devem ser) certamente há um problema periodontal em curso. Sugiro que você procure um dentista especialista em periodontia para avaliar e, se for o caso, para tratar de acordo.

  98. Oi
    Doutora ha dez anos fraturei a mandíbula aonde vim a perder vários dentes e acabei tendo que fazer canal nos dentes incisivos, hoje depois de todos esses anos meu dentista viu que esses meus dentes estão sem raiz (perdi osso na fratura) mas ele diz não saber o que fazer. Gostaria de saber a sua opinião, tem jeito alguma maneira de ainda manter-los ou com o tempo ou quando eu menos esperar eles vão cair ou quebrar? Se caso eu tivesse feito algo na época isso não teria acontecido ou demoraria mais, fico preocupada pois se perder não vou ter condições de implantar e não sei se teria como colocar prótese já que minha mordida e totalmente aberta, torta, gostaria da sua opiniao. Grata.

    • Micheli, o que poderia ser feito foi feito na época: os tratamentos de canal. Porém, em casos de trauma, esse “sumiço” das raízes é relativemente comum, e o tratamento de canal visa evitar ou pelo menos retardar esse processo. Realmente, não há muito o que fazer, a não ser acompanhar o caso. Mas não é uma certeza que esses dentes vão um dia ficar moles a ponto de não poderem mais ser mantidos na boca… talvez isso nunca aconteça. E, caso infelizmete aconteça, certamente será possível alguma solução protética, independentemente da sua mordida aberta. Agora é torcer.

  99. Eu queria saber o motivo q meu dente esta ficando mole, qual o tratamento para evitar isso, alem dos dentes dar bolhas q ficam doloridas e eu não consigo comer nada, e doi muito, o meu dente esta tão mole q esta caindo, o q fazer?

    • Mara, pela sua descrição você tem uma doença periodontal ativa. A doença periodontal vai destruindo os tecidos de suporte dos dentes (gengiva e osso) e, como o que segura os dentes vai sumindo, eles não têm mais onde “se segurar”, ficam moles e às vezes até caem sozinhos, como você relata. O que causa isso é o tártaro que entra por baixo da gengiva. Você PRECISA procurar um dentista com urgência para tratar e tentar evitar que você venha a perder seus dentes.

  100. Bom dia, eu fiquei assustada com isto, se eu não tratar eu posso perder os dentes? É normal inchar e o q ta mole eu tenho q arrancar? Eu estou perdida, o q fazer, eu estou desempregada, não tenho como cuidar.

    • Mara, você precisa procurar um dentista para avaliar. Não precisa ser particular. procure uma unidade de saúde ou uma faculdade de odontologia (tem umas dicas legais de atendimento gratuito aqui –> http://medodedentista.com.br/2012/01/dentistas-gratis.html). Dependendo do quanto mole os seus dentes estejam, pode ser sim, infelizmente, que você perca algum. Por isso é importante procurar auxílio com urgência. Quando a pessoa tem periodontite é comum a gengiva ficar inchada sim.

  101. Boa tarde doutora, eu queria saber se esta doença tem cura ou se vou precisar arrancar todos os meus dentes ou se com o tratamento eu me curo e fico livre desta dor horrivel. Aguardo resposta.

    • Mara, se tratada a tempo a periodontite tem cura (ou pelo menos controle) sim, e não haveria necessidade de extrair seus dentes. Por isso reitero a urgência em procurar ajuda profissional.

  102. Aaa socorro! Ha uns 4 anos atras levei uma pancada no dente, ele quebrou no meio e fui no posto e esta completado com resina. O dente do lado do da frente entortou mais não teve nenhuma sequela, ja o da frente que quebrou e esta completo com resina.. a dentista colocou um ferrinho para empurralo pra frente como a pancada foi forte ele acabou indo para tras.
    No ano passado coloquei um aparelho de enfeite ai o dente foi ficando melhor… depois eu mesma retirei em casa… ja nesse ano coloquei novamente de enfeite so q foi diferente… depois de algum tempo nasceu uma bolinha na minha gengiva e nao sai eu ja tentei estourar… agora quero retirar o aparelho de enfeite mas to com medo de retirar e acontecer algo… e meus dentes estão um pouquinho tortos… eu nao sei oq fazer… me ajude!! Eu queria retirar e fazer uma raspagem mais tenho medo do meu dente nao aguentar e acabar ficando mole e em sequencia cair… socorro!!! É o dente da frente!!! Me ajude por favor, espero respostas por favor!!!
    bjx Damaris

    • Damaris, a primeira coisa a fazer é remover esse seu aparelho “de enfeite” NO DENTISTA, e não por conta própria, ok? Você pode se machucar e prejudicar ainda mais o seu dente. As peças do aparelho ortodôntico dificultam demais a higienização, e usá-lo sem supervisão é arriscado… você pode acabar com sérios problemas dentários e gengivais. Seu dente não vai cair apenas por seu dentista remover o aparelho, ok?! Dito isso, com relação à bolinha na sua gengiva: se há pus, é porque há uma infecção, e ela precisa ser tratada. Essa infecção pode ser proveniente do seu dente restaurado ou da gengiva. Sendo do dente, certamente será necessário tratar o canal e restaurar novamente. Enfim: PROCURE um dentista e pare de ficar preocupada em casa “dando um jeito” nas coisas por conta própria. É como você disse: é o dente da frente! Vale a pena fazer as coisas direitinho pra salvá-lo (mesmo se não fosse).

  103. Ola, boa noite, to muito preocupada com o meu dente, vou fazer um ano que uso aparelho dentario e descobri que tem um dente da parte de baixo da boca que ficou mole, percebi ao tocar com o meu dedo e ele esta abalando um pouco. Estou muito preocupada pois nao quero perder o meu dente bom, que nao esta estragado. Não tomuei queda, nem tombo algum. Preciso saber o que houve? Será que o dentista errou, apertando o aparelho demais? Porque esse mesmo dente tinha soltado uma peça no mes passado e o dentista colocou outra peça nova no lugar e assim que ele colocou senti ficar doendo muito. Será que houve algum erro? To com medo de cair o meu dente que nem estragado esta. Me ajude por favor com urgencia. Obrigada!

    • Aline, seu dente pode estar mole mor uma série de motivos: problema periodontal (nos tecidos que seguram o dente = gengiva e osso), um contato prematuro OU ele parece um pouco mais mole por causa da movimentação ortodôntica mesmo. Ou seja: pra saber o motivo é preciso examinar você e fazer uma radiografia. Não saberia dizer se foi erro do ortodontista, mas, pelo seu relato, não tenho porque pensar nisso. Entre em contato com ele e relate que seu dente está mole… ele certamente poderá orientar você a respeito. Talvez não seja nada mas, se for, ele poderá tratar o problema… não há motivo, em princípio, pra que você perca esse dente.

  104. Boa tarde, preciso tirar um dúvida, é que coloquei aparelho faz umas 3 semanas, e todos os dentes que estavam moles ficaram normal, menos 1 da frente, que a pouco tempo atrás quebrou um pedacinho muito pequeno e meu dentista lixou um pouco, será que ele está com algum problema? Estou muito preocupado.

    • Denis, os seus dentes estavam moles ANTES de você colocar aparelho? O seu dentista examinou o seu periodonto (gengiva e parte óssea, o que “segura” os dentes)? O fato de ter quebrado um pedacinho desse dente não é motivo pra ele ficar mole, a não ser que o problema tenha sido uma batida mais séria. É preciso avaliar nas radiografias que você fez antes de colocar o aparelho se está tudo bem. Entre em contato com o seu dentista e relate esses sintomas.

  105. Oi Ana… eu tenho 13 anos e meu dente caiu pela metade, ele ficou preto por dentro, e não e de leite, quando foi 03 semana ai ele caiu todo e agora não sei o que eu faço e ai eu queria botar uma prótese com um dente ;;;;;;;;; meus dentes estão todos preto e só o kako preto, so os pedaço de dente …….. to com muita vergonha e agora me diz to muito triste ……… não to indo pra nem o car to com muita vergonha.

    • Liane, qual dente? Você bateu esse dente ou quebrou ele quando mastigou alguma coisa em cima? De qualquer forma, você precisa procurar um dentista pra avaliar… é possível sim colocar uma prótese, mas primeiro o dentista precisa ver se tem dentes para extrair (esse, inclusive).

      • Oi, ta, tem muitos pra extrair muitos muitos… eu posso mesmo botar uma prótese so com um dente ::::: eu tenho 13 anos… muito obrigada, uma disse que vai agendar la no dentista.

        • Sim Liane, dá pra fazer prótese de 1 dente só, se necessário.

      • Ei e normal quando abitura o dente depois de semanas e normal ter dor…… e o meu dente e tem os dois da frente, o lado esquerdo e ele quebrou quando eu chupava pirulito… ta gata cheiro to serando muito quando

        • Liane, às vezes acontece do dente ficar meio sensível durante um tempo depois que é feita a restauração. Mas se persistir (mais que 1 mês), procure seu dentista e relate esse sintoma.

          • Boa tarde, vc e dentista, vc mora aonde eu só de natal… toma vc acha que eu consigo botar meus dentes estarem prontos ate o final do ano… quero muito… muito obrigada, que Deus te proteja ta, te adoroo

          • Liane, eu estou em Curitiba-PR… longe né?! Até o final do ano tem bastante tempo, acho que dá tranquilo pra você ter a sua prótese. E amém. :)

  106. Oi, hoje eu troquei o arco do aparelho e um dos meus dentes esta um pouco mole, isso “passa”, ou é melhor eu consultar um dentista logo??
    Obrigada.

    • Giulia, durante o tratamento ortodôntico às vezes sentimos os dentes moles. Mas é sempre bom seu dentista verificar se faz parte do processo ou se há alguma alteração.

  107. Ótimo post! Obrigado!

    • Obrigada, Kirara! :)

  108. Oi Ana, tenho 13 anos e coloquei aparelho ontem de tarde, e de noite percebi que um dente da frente estava mole… De 06:00 da manhã acordei com dores, o que eu ainda não tinha tido, tomei um remédio para isso e melhorei! Agora de manhã minha boca está dolorida e em alguns dentes estou com a impressão que estão moles… Isso é normal?

    • Duda, completamente normal. Nos primeiros dias vai ser assim mesmo, e essa sensação de “dentes moles” é porque o seus dentes já começaram a se movimentar. Fique tranquila e, se precisar tomar remédio (desde que prescrito pelo seu dentista, claro), não hesite. Não há motivo pra ficar sofrendo. :)

  109. Boa tarde Doutora Ana Tokus, gostaria de fazer algumas perguntas, sofri um acidente de moto ha 4 dias bati minha boca, e tive cortes , mas todos sem sutura , só que a pancada foi forte e a boca esta toda inchada , meu dente da frente foi o principal causador dos cortes e ele esta ficando mole, sinto dor ao move-lo no sentido de dentro para fora e quando tomo agua gelada, não posso morder nada e só mastigo com os dentes de tras. Pode cair meu dente? Ele não escureceu ja fazem 4 dias , quanto tempo deve levar até passar tudo isso? O que devo fazer? O dentista disse que é normal o amolecimento pela pancada e que ele ira fixar, mais estou preocupada. Agradeço se puder me responder.

    • Liliane, se o seu dentista examinou você, fique tranquila. Ele provavelmente vai colocar uma pequena contenção para fixar esse dente até ele “endurecer” de volta. Porém, depois de pancadas, às vezes os dentes acabam tendo necessidade de tratar o canal. Como você tem sensibilidade com água gelada e ele não escureceu, esses são ótimos sinais de que não será preciso chegar a essa ponto. Mas é importante acompanhar pelo próximos meses pra afastar qualquer possibilidade.

  110. Porque em alguns casos o dente volta a endurecer depois de amolecido e em outros casos não? Será que o meu não volta a endurecer? Aquele q tem canal e clareamento e quebrei comendo um pinhão.

    • Lirian, depende do trauma. Mas pode ser que o seu volte a ficar firme sim, A NÃO SER que ele esteja mole por ter sofrido uma fratura de raiz, por exemplo. Vale a tentativa de “esplintar” esse dente (uni-lo aos demais com um fio para que ele ganhe sustentação) para ver como ele reage.

  111. Oi boa tarde!!! Tenho 10 anos, eu cai da escada, agora perdi meus dois dente da frente e agora… sera que eu pode botar uma prótese, é quase igual da menina la frente, a menina chamando a Liane?

    • Ione, peça pra sua mãe ou pai levar você no dentista! Dá pra usar prótese sim, mas o dentista precisa examinar você pra ver se está tudo bem.

  112. oi>>>> vc e tao metirosa que eu sou criança… e nao pode botar nada, vou dizer a Liane a menina… dentista falssaa

    • Ione, você me disse que tem 10 anos. Quem tem 10 anos é criança. Se você “sabia” que “não pode botar nada”, por que me perguntou? Vá estudar e aprender a escrever direitinho, você tá precisando. Deixa a titia dentista (que tem um diploma pra provar que é dentista) trabalhar em paz, tá?!

  113. Oi tenho 12 anos e bati meu dente, agora ele ta meio mole isso quer dizer que ele vai cair?

    • Não necessariamente, Edson. Mas é importante que você procure um dentista para ele avaliar os danos… talvez o dente simplesmente “endureça” de novo sem maiores problemas, mas pode ser que tenha havido prejuízo para o canal do dente. Vale a pena dar uma olhada.

  114. Oiii Ana!!! Eu tenho 21 anos e uso aparelho há uns 3 anos, durante esse tempo sempre fui ao dentista 1 vez no mês para a manutenção do aparelho, na ultima vez o dentista apertou muito o aparelho, no dia seguinte não conseguia comer nada por causa da dor, mas pra mim era normal, já que das outras vezes ficava com a boca doendo durante 2 dias, mas dessa vez já passava 1 semana e a dor não passava e era difícil morder, uns 2 dias depois a dor foi passando, porém estou sentindo que um dente meu está um pouco mole!!!Isso é normal?

    • Allana, provavelmente é. Às vezes, durante o tratamento ortodôntico, percebemos que certos dentes parecem moles (e algumas vezes estão mesmo), e isso pode ser apenas parte do processo de movimentação desse dente. De qualquer forma, é importante que você entre em contato com o seu dentista e relate isso. Nesses casos, é melhor não arriscar e pedir para o dentista examinar pra tirar a cisma.

      • Muito obrigada, Ana!!! Vou procurar o meu dentista sim.

  115. Oi doutora Ana, eu tenho 13 anos e por incrivel que pareça não lembro se meu dente de leite caiu, enfim o mesmo ta um pouco mole, so da pra perceber quando se olha no espelho e mexo nele com o dedo, e com isso to com muito medo, pois sempre tive medo de dentista e não fui e nem quero ir, eu tenho muito medo de perder esse dente e to com medo de contar pro meu pai e pra minha mae que ta mole. E ele está com aquela sensação, como se fosse uma sensibilidade de quando está mole, me ajude obg

    Há! antes de mais nada, seu blog é muito bom. Parabéns, geralmente sites assim desse porte (dentistas, medicos) tem que pagar para ter acesso aos dentistas ou/e medicos ;-) Meus parabéns.

    • Shura, tenho QUASE certeza que esse seu dente é de leite mesmo. Só não tenho certeza porque você não me disse que dente é ou onde ele fica. De qualquer forma, aos 13 anos é possível que você ainda tenha algum ou alguns dentes de leite pra cair… por isso, fique tranquila. Bom, pra ter certeza o ideal seria procurar um dentista… não preciso nem dizer que não precisa ter medo (aliás, mesmo não precisando eu criei um blog só pra dizer isso… :D). Mas se mesmo assim você não for, dê uma olhadinha nesse post –> http://medodedentista.com.br/2011/11/como-saber-se-o-dente-e-de-leite.html . Nele tem uma tabela com as idades aproximadas nas quais os dentes de leite caem e os permanentes nascem. Dá uma olhada lá!

  116. Boa noite!!!
    Sou uma aberração, rs. De uns tempos pra cá notei uma certa mobilidade nos meus dentes, relatei a dentista e ela pediu um raio x, ela avaliou e perguntou se eu havia sofrido algum tipo de trauma, que provavelmente eu precisaria fazer um canal (nunca fiz um canal), ela me encaminhou a um endontista o qual informou que nao era possível tratar pois o canal já havia calcificado, retornei a periodontista e ela falou que não sabe como os meus dentes não estão bem moles pois a raiz esta muito curta, e detalhe, são os dois anteriores superiores, porém somente o 21 tem um pouco de mobilidade. Eles me aconselharam extrair e colocar implante. Porém não queria. Gostaria de saber pq meus dentes não estão tão moles já que tem pouca raiz? Desde já grata.

    • Ahauahauaha Lilian, nem tanto :D! Pelo seu relato parece ser um caso clássico de trauma mesmo, de uma batida nos dentes (não sei se você se recorda de algo assim, mas é bem típico). Seu caso se enquadra num fenômeno chamado “fator ósseo positivo”, ou seja, mesmo havendo motivos mil para seus dentes estarem moles, eles não estão (ou estão pouco).

      Você não é obrigada a extrair e colocar implantes já, mas acho que no futuro isso será inevitável. O importante é acompanhar a mobilidade e com radiografias também.

  117. Então doutora, obrigada pelas informações. Minhas gengivas são rosas (não é vermelha e não há pus) então é provavel que não é periodontite, mais é notavel que ele ta parecendo mole (as vezes parece muito mole e as vezes pouco mole, é uma confusão ) e to com medo porque sempre tive muito medo de dentista, e meu dente ta com uma certa semsibilidade, parecendo quando está mole, estou usando um creme dental, Oral B para dentes sensiveis, mas mesmo assim não está havendo resultados, desculpe imcomoda-la com isso mas to com muito medo e preocupada, ha ja ia esquecendo, o dente é o dente inferior de baixo, o da frente o primeiro de baixo.

    • Shura, esse dente é um dos primeiros permanentes que nasce então, se ele está mole, pode haver um problema periodontal sim. Ou seja: voc6e vai ter que procurar um dentista para examinar. Pode não ser nada, pode ser só uma “impressão”, mas vale a pena avaliar melhor. Não precisa ter medo não (nem dos seus pais, nem do dentista), afinal esse problema (se é que há um problema) não é necessariamente culpa sua. Pode ser resultado, por exemplo, de uma batida nesse dente da qual você nem se lembre de ter acontecido.

  118. Dra. Ana, tenho 24 anos, ontem fui a um dentista, ele obturou um molar e disse que eu tinha q extrair o terceiro molar, pois o pe dele estava preto, no outro que esta do mesmo jeito disse q teria q fazer uma restauração e uma linpeza. E ai vai a pegunta será que tem como restaura os dois? Pois estou com medo de perder meus dentes! Obrigado pela sua atenção.

    • Sara, difícil dizer apenas pela sua descrição. É possível que esse “preto” ao qual você se refere seja uma cárie, e no dente que o seu dentista sugeriu extrair essa cárie é tão grande que compromete a permanância do dente na boca. Eu acho que se tivesse como restaurar, seu dentista teria proposto isso, e não a extração.

  119. Doutora, obrigada.

  120. Doutora Ana, mas o que eu quero realmente saber, é como fica a gengiva com uma periodontite, ela fica vermelha? Sangra muito? Doi? Quero saber se há possibilidades de te-la com minha idade, alias minha gengiva não esta inflamada, então acho que não é um problema grave, mais quero saber mesmo por certa curiosidade, obg.

    • Os sintomas são variáveis, mas sim: a gengiva pode ficar vermelha e sangrante. Geralmente não dói. Na sua idade é improvável, mas não é impossível… existem alguns tipos de periodontite localizadas e agressivas que ocorrem na sua idade. Por isso é importante um dentista avaliar.

  121. Olá dr. Ana! Tenho 24 anos e de uns 3 meses pra cá reparei um sangramento na minha gengiva, principalmente quando eu escovo os dentes, uso o fio dental e até mesmo quando eu como, as vezes do nada eu ja sinto gosto de sangue na boca. Fui ao dentista e ele sugeriu uma limpeza, mas quando ele foi fazer a limpeza a gengiva começou a sangrar muitoooo, muito mesmo tanto que ele não conseguiu terminar! Ele me recomendou um periodontista e falou pra eu usar clorexidina por 10 dias…. Eu consegui periodontista para o mês que vem, só que eu estou muito preocupada porque meus dentes estão ficando moles e eu vi na internet caso de pessoas que perderam os dentes por causa de infecção na gengiva, to com medo de acordar qualquer dia “banguela”. Eu queria saber se pelo meu relato pode ser uma coisa muito grave e se eu devo procurar um serviço de emergência??
    Obrigada Ana Claudia!

    • Ana, pela sua descrição parece ser um problema periodontal mesmo, ou seja, não dos dentes em si, mas dos tecidos que seguram os dentes (osso e gengiva). A periodontite precisa ser tratada para que os danos que ela causa sejam parados a tempo de realmente comprometerem a permanência de 1 ou mais dentes na boca. Você precisa procurar um periodontista mesmo, não é um caso para serviço de emergência, pouco poderia ser feito por você nesse tipo de atendimento. O tratamento consiste em raspagens para remover o tártaro que fica embaixo da gengiva e parar o processo de perda óssea.

  122. Olá Ana.

    Extrai meu dente pré-molar direito na sexta-feira. Vou extrair o outro dia 30. A extração foi tranquila e nem foi preciso dar ponto. O problema é que o dente que fica logo atrás (acho que o nome dele é segundo pré-molar, não sei) está meio…mole.Não sei. Ele fica dando uns estalos quase inaudíveis e eu sinto ele mais mole. Ele vai voltar a ficar normal?

    • Joyce, a tendência é melhorar sim. Isso deve estar acontecendo porque durante a extração ele foi usado como ponto de apoio, o que mexeu com ele também.

  123. Boa noite!
    Meu filho de quatro anos e 11 meses esta mudando os dentes, mudou um do centro da parte superior, eu acho que ta demorando nascer o outro, ja faz mais ou menos umas 4 semanas que caiu o dente dele. Queria saber quanto tempo demora em média para nascer o dente.
    Aguardo um retorno…

    • Darlene, pela sua descrição parece estar tudo ok. É difícil dizer quanto tempo um dente leva pra nascer depois que o de leite cai, já que cada organismo é diferente. É meio cedo para esse dente ter caído, pois os incisivos centrais superiores geralmente caem/nascem pelo menos depois dos 6 ou 7 anos. Mas isso não quer dizer que haja alguma coisa errada, seu filho pode ser mais “precoce” mesmo. Na dúvida, é sempre bom levar a um odontopediatra para avaliar. Veja esse texto, com as idades aproximadas em que os dentes permanentes nascem: http://medodedentista.com.br/2011/11/como-saber-se-o-dente-e-de-leite.html

  124. Olá, meu dente da frente está mole e dói demais, sendo que eu ja fui ao dentista, tem umas 2 semanas, e eu nao tinha tratamento algum para fazer, somente uma limpeza de tártaro ! O que pode ser !?

    • Jonathan, realmente não há como saber sem examinar você. Você bateu esse dente? Se não bateu, pode ser algum problema periodontal (nos tecidos que “seguram” o dente), o que até se justificaria pela presença de tártaro. Você fez a limpeza? Qual a sua idade? Procure seu dentista novamente para avaliar!

  125. Olá, desculpe por n ter passado tudo “certinho”, fiz a limpeza de tártaro, tenho 18 anos, não bati o dente, aos meus 12 anos, quebrei os 3 dentes da frente (os superiores, pois nao sei informar o nome de ambos). Então, procurei um dentista, fiz um raio X das raízes que não foram afetadas com a queda, 6 anos depois, no caso, esse ano, mais ou menos 2 semanas atrás, cheguei a ir em outro dentista, foi feito a avaliação, sendo que não tenho nem sequer uma cárie, somente tártaro! Foi feito a limpeza e na sexta passada, comecei a sentir dores… é isso.

    • Jonathan, o dente que está doendo é de cima ou de baixo? Porque se for de cima, você bateu o dente sim… tudo bem que faz um tempão, mas bateu. Sendo esse o caso, pode ser que a raiz desse dente tenha sido reabsorvida (foi “sumindo”) durante esses anos e só agora o seu dente está sendo afetado, ganhando mobilidade. Vale a pena procurar seu dentista novamente para avaliar (radiograficamente, inclusive).

  126. Sim, foi os do arco superior e o incisivo lateral, obrigado pelo conselho! É pq meu dentista ta sendo fogo de marcar a emergência e estou com muita dor, entende !? Mas obrigado pela paciência e pelo conselho. Estou tomando dipirona, mas não está fazendo efeito.

    • Claro Jonathan, compreendo perfeitamente. Fico aqui torcendo pra não ser nada sério. :)

  127. Olá Dra. Ana, vim aqui p agradecer mais uma vez e dizer que a dentista com quem faço tratamento iniciou o canal! No inicio (no caso ontem) foi bem doloroso, mas ela me explicou o pq: tinha dito que doeu pois a região estava inflamada e foi como a Sra. disse, mesmo depois de 6 anos, ocorreu um trauma, a raiz n sumiu, mas começou a ser comprometida e etc. Agradeço a Sra. e venho alertar p quem tem medo de fazer o tal CANAL, que nem dói, só doeu no dia pelo o que ja citei. Hj procedi com a 2ª etapa da minha cirurgia, muito grato a senhorita! Boa noite.

    • Fico feliz em ajudar, Jonathan. E obrigada pelo testemunho. :)

  128. Bom dia, primeiramente gostei muito do blog, mas ainda estou com uma dúvida. 25 anos e meus dentes dos siso estão nascendo agora, estou com dois dentes pra arrancar pois não tem espaço pra eles mais, um superior que nasceu empurrou toda a minha arcada dentária pra o outro lado e tá bem em cima, não retinho como os outros ficam, além de tudo ha uns três dias uma restauração de um molar caiu e quando eu fui no dentista fazer o orçamento ele disse que era canal, então estou pensando em vez de fazer o canal e arrancar o siso superior eu tirar o dente que precisa de canal, pois assim vai dar espaço pra ele descer e só arrancar os inferiores. Mas meu pai me falou que eu não fizesse isso por que os dentes sisos são os primeiros a amolecer e cair sozinhos, é verdade? Pois se for assim eu prefiro fazer o canal e arrancar os dentes do siso.

    • Deisy, a sua ideia até daria certo se você fosse colocar aparelho, para trazer o siso para a posição do dente que precisa de canal (e seria extraído). E não: os sisos são dentes permanentes e, sendo assim, não ficam moles e nem caem sozinhos. Isso só aconteceria se a pessoa tivesse periodontite em estágio avançado, o que não é o seu caso. Sisos são dentes como quaisquer outros.

      • Obrigada, eu vou arrancá-lo, pois já vi que ele cariou o outro vizinho, agora tenho que restaurar o outro também, rsrsrs nesse caso vou ver se dá pra botar aparelho pra voltar meu dentes pro lugar e ajeitar o siso, estou mais aliviada por saber que o siso não vai cair sozinho. rsrsrs

  129. Ana, por favor me ajude. Moro em Curitiba e sabado agora 25/08 estamos na minha mãe em SP passeando e meu filho e meu sobrinho ambos de 3 anos cairam da escada, com o meu filho nada aconteceu, mas meu sobrinho bateu a boca na quina de um degrau da escada ferindo gravemente a gengiva e abalando 4 dentinhos da frente, 2 dentinhos a raiz saiu pra fora da gengiva, socorremos ele em um dentista 24 hs, foi feito o procedimentos necessarios, mas o dentista disse que ele pode perder esse dentes, gostaria de saber de vc se podemos fazer alguma coisa pra tentar salvar esses dentes, ele não pode mamar, não pode chupeta, só liquido no canudo e frio. Me ajude por favor.

    • Luciana, infelizmente é verdade… até porque, em casos em que o dente de leite chega a sair da gengiva, geralmente não se faz o reimplante desses dentes, pois esse reimplante pode (não quer dizer que vá, mas pode) danificar os dentes permanentes que estão em formação dentro do osso. Meu filho tem 3 anos também, e eu fico de coração partido ao ouvir o seu relato… mas agora é aguardar a cicatrização dos tecidos. Se eles foram reimplantados, pode-se fazer os tratamentos de canal visando manter esses dentes na boca pelo maior tempo possível, mas realmente há uma chance que eles caiam antes do tempo (o que ocorreria naturalmente entre os 6 ou 8 anos de idade).

      • Ana obrigado por me responder, nem fale em coração partido, estamos todos em meio estado de choque ainda, é muito triste isso, ainda mais que nessa idade eles não param quietos, e ele basicamente não pode fazer nada, que possa abalar os dentes. Mas tenho mais uma duvida, os dentinhos foram colocados no lugar, e agora quanto tempo demora + ou – para podermos ter uma noção se os dentes vão se regenerar, e se não regenerar o que fazer nesse caso????

        • Luciana, difícil dizer. Se os dentes saíram da gengiva, certamente será preciso tratar o canal. Esse procedimento seria até uma forma de prevenir ou diminuir a chance das raízes desses dentes sumirem mais rapidamente que o normal. Mas cada organismo se comporta de forma diferente… pode ser que esses dentes caiam na época certa, pode ser que eles “anquilosem” (precisem ser extraídos futuramente por se aderirem diretamente ao osso) e pode ser que as raízes deles diminuiam e os dentes caiam precocemente. Enfim, será preciso acompanhar com o odontopediatra… e torcer pelo melhor.

  130. Olá, há mais ou menos um mês atrás senti que dois dentes se moviam ligeiramente para a frente quando eu empurrava com a língua (só sentia se encostasse o dedo à frente, pois no espelho nem reparo que se move ligeiramente para a frente e volta para o sitio inicial). Procurei um dentista ele viu que eu tinha um problema que pode ter sido provocado por uma batida e agora gerou problema, tomei os comprimidos fiquei bem mas agora continuo a sentir esse problema mesmo não tendo o problema. Será que tenho algum problema ou é normal os dentes moverem-se ligeiramente quando eu empurro com a língua?
    Ah outra coisa, agora o problema começou de novo mas eu já estou a tomar os comprimidos (sinceramente acho que é por eu estar sempre a mexer nos dentes que sinto que se move), é normal que com a medicação acorde com uma sensação estranha nos dentes? Obrigado.

    • Pedro, se considerarmos que nossos dentes não são fixos diretamente no osso, mas entre a raiz e o osso existem fibras chamadas “ligamento periodontal” que oferecem certo “amortecimento” aos dentes, pode-se dizer que sim: é normal que os dentes se movam um pouquinho quando aplicamos forças a eles. Não sei o que você quer dizer com “sensação estranha” nos dentes, mas se o seu dentista avaliou, tratou e está acompanhando o caso, creio que não há motivo pata preocupações.

      • Pois é, mas que eu acho que só a mim acontece porque por exemplo à minha irmã ou à minha mãe eles não se movem…

        • Mas acontece com todo mundo, acredite. :)

          • Tem gente que me disse que passou por esta situação e passado um tempo deixaram de ter a sensação que o dentes/os dentes abanavam, é verdade?

          • Pedro, pode acontecer. Mas na dúvida é sempre bom procurar um dentista para avaliar e tirar a “cisma”.

  131. Tive um problema e tratei no dentista, em que os dentes pareciam que abanavam mas o que eu tinha era um problema em que acho que era a gengiva que não estava na cor adequada (metade dela) e então tomei medicação e fiquei boa. Porém eu ganhei cisma de estar sempre a ver se os dentes ainda abanavam – apenas alguns – e de tanto mexer agora parece que acordo com eles moles. Se eu parar de mexer eles podem ficar bons de novo? Obrigado.

    • Rakshana, é até bom que você pare de mexer pra verificar se os dentes estão moles, pois isso pode aumentar a mobilidade deles se houver um problema periodontal (gengival) ativo. De qualquer forma, na dúvida o ideal é procurar um dentista para avaliar.

  132. Só outra pergunta, por favor:
    Eu sinceramente acredito que você tenha razão e que isto é da minha cabeça, até porque já várias pessoas que passaram por essa situação. Eu antes estava sempre a mexer nos dentes e tal, várias e várias vezes ao dia, então é normal que por causa de os estar sempre a mover agora os sinto um pouco moles? É essa a sensação estranha que coloquei numa questão anterior, e se sim demora muito a passar?
    Tenho conseguido me conter e não mexer nos dentes :)
    Obrigado.

    • Pedro, pode ser por esse motivo sim. Quando você mexe nos dentes, aplica uma força neles… e essa força pode fazer o dente ficar “mole”, que é a mesma coisa que acontece quando um dente é movimentado com aparelho ortodôntico. Por isso, se você parar com esse hábito, seus dentes devem “endurecer” em poucos dias (considerando, é claro, que realmente não haja nenhum problema periodontal).

  133. Boa noite doutora!
    Tenho uma dúvida, estou usando aparelho já tem 1 ano, não tive nenhum problema (até agora). Um dos meus molares inferiores era “deitado” por causa de uma extração que fiz quando era criança. Comecei a movimentar tem uns 3 meses, e estava caminhando bem “levantando”, mas durante esse processo de rotação, o antagonista dele fica “batendo” (até aí normal). O problema é que dormindo às vezes acabo apertando esse dente (geralmente isso acontece sempre que troco o arco). Só que dessa última vez acho que deve ter apertado muito, porque começou a dar uma dorzinha, e na gengiva bem em volta desse dente ficou um “anel” avermelhado e levemente inchado, como se fosse uma gengivite mais leve (acho eu rs). Gostaria de saber se isso é normal ou se devo me preocupar, já que com o aparelho o dente fica “mole” mesmo, fica a dúvida se a mobilidade leve é a normal de sempre (da movimentação) ou se esse apertamento pode ter afetado alguma coisa. Ah, ele não tem banda, nada segurando sujeira, etc. e essa parte da gengiva (esse “anel” vermelho em volta do dente) não está doendo e nem sangrando.
    Desde já agradeço a atenção!

    • Lina, é “normal” até certo ponto. Pela sua descrição criou-se um contato prematuro, o que não é bom para o periodonto (os tecidos de suporte dos dentes), podendo levar a mobilidade mesmo. Não precisa ficar preocupada, mas na próxima consulta não deixe de chamar a atenção do seu dentista para o fato, talvez seja necessário fazer um ajuste oclusal (um pequeno desgaste no dente para aliviar o “toque” no antagonista).

  134. Olá, meu dente parece que esta mole, mas fui no dentista ele viu e falou que não tá, mas balancei parece que esta e passo a lingua parece que esta, o que devo fazer mas se Deus quiser nao vai cair, mas me ajuda.

    • Julia, se o seu dentista examinou e disse que não está mole, é porque não está. Nossos dentes não são fixos diretamente no osso, entre eles e o osso existe um “sistema de amortecimento” composto de fibras, que confere um certo movimento aos dentes. Provavelmente é esse movimento que você está observando.

  135. Olá, por favor me ajudem, eu sou Dentista, essa semana teve um caso muito estranho no meu consultório, eu fiz em uma das minhas pacientes duas facetas no dente 11 e 21 ficou perfeito ela gostou, passou uma semana e ela quis fazer clareamento a laser da arcada superior e eu fiz, nao deu irritação, foi super tranquilo, passou uma semana ela me liga dizendo que o dente estava mole, nao doia mas estava mole, no dente 21 ela foi na clinica e eu vi que realmente estava mole e que a papila incisiva dela estava inchada, inflamada, tirei radiografia, nao só aparecia essa inflamação, o dente 11 estava intacto sem mobilidade e nada, esse dente não estava doendo pq ele ha muito tempo atras já tinha sido feito canal, agora a pergunta: o que pode ter acontecido pra amolecer ele? Pq a papila incisal inflamou? Será que é por causa da faceta e do clareamento? Mas se fosse o outro dente tbem nao deveria estar mole? por favor me ajudem!!!

    • Thays, não ficou nenhum contato prematuro nesse dente?

  136. Olá…
    Há um ano fui ao dentista e ficou diagnosticado cárie profunda. O tratamento então, o canal, fiz a primeira etapa do procedimento, mas não segui adiante. Resultado, hoje tenho uma cratera imensa no dente, um abscesso e ainda está mole. Será que teria alguma intervenção para que não precise extrair?

    Obrigada,

    • Karine, não saberia dizer ao certo baseada apenas na sua descrição, teria que examiná-la. Mas pelo seu relato, há grande chance de ter que extrair sim. Por isso é que a gente tem que aproveitar a chance quando ainda dá pra tratar…

  137. Ola doutora, tem 2 meses que coloquei aparelho, 2 dentes da parte inferior estão moles, é normal? Minha manutenção ainda vai demorar, estou muito preocupada.

    • Luciene, dente mole nunca é normal. Quando usamos aparelho, os dentes podem parecer mais moles do que o normal, já que estão sendo movimentados. Mas se você acredita que esses 2 dentes estão moles mesmo, não custa procurar um outro dentista para avaliar e tirar a cisma.

  138. Olá doutora, tenho doença periodontal mas sempre tratei, só que algum tempo senti que meu dente parecia estar mole, mas fui ao dentista e ele verficou que não, mas continuo tendo uma sensação estranha, pois quando escovo os dentes sinto uma “COISA SE MEXER” dentro da minha gengiva, tipo um formigamento que não sei identificar se é na gengiva ou no dente, o que pode ser já que ele não esta com mobilidade e eu já tratei, pode ser a raiz que está solta lá dentro?

    E eu sinto uma dorzinha nesse dente que não passa, não parece ser pelo problema periodontal, o meu dente doi perto da raiz, é um incomodozinho que parece que repuxa, a profilaxia e o uso de periogard com a boa higiene não estão sendo suficientes pra aliviar os sintomas.

    • Gabriela, é possível que seu dente tenha uma mobilidade sim, mas seu dentista não considerou isso importante do ponto de vista clínico, considerando que você está em tratamento periodontal. Não, a sua raiz não está solta, pode ficar tranquila. A dor que você sente pode ser uma sensibilidade dentinária, o que é comum em pessoas que passaram por tratamento periodontal, pois nesses casos é muito frequente a ocorrência de recessão gengival, que deixa parte da raiz do dente exposta ao meio bucal (só uma teoria minha, não sei se esse é o seu caso).

  139. E será possível reverter esse quadro? Meu dentista disse que meu quadro periodontal não havia piorado, tem como ver isso sem radiografia, só pelo exame clinico?? Estou muito precupada, com medo de perder, mesmo com todo tratamento. E ele e disse para ficar tranquila que esse dente não ia cair, só q não estou segura, pois é só nesse dente que sinto isso. E o que seria esse “não considerou importante do ponto de vista clinico”, doutora me esclareça, to muito nervosa.

    • Tem sim, Gabriela. Seu dentista pode avaliar isso pela condição da sua gengiva e examinando a mobilidade do dente (ou dentes). Quando eu disse que seu dentista “não considerou importante do ponto de vista clinico” significa que, mesmo que esse dente esteja um pouquinho mole, não há perigo nenhum dele cair se o tratamento for realizado direitinho. Enfim, me parece que você está mais preocupada do que precisa. Confie no seu dentista, siga as recomendações dele e capriche na higienização. Vai dar tudo certo. :)

  140. Tenho 11 anos e caiu um dente meu faz um mes, nao nasceu ainda, e ja tem outro mole, costumo escovar 2 vezes ao dia no amanhecer e no banho, nao sei dizer se era de leite mais ele era mais branco que os outros, sera que nasce de novo? Quanto tempo demora? Mas ele foi ficando mole de repente, grudou no pao e veio, se tiver caido por carie ha como fazer um tratamento ou implate, algo assim ?

    • Leonardo, fique tranquilo. Certamente se tratava de um dente de leite, até porque dentes não caem por causa de cáries e você disse que seu dente “era mais branco que os outros” (característica de dentes de leite). Seu dente permanente deve nascer em breve e fechar o espaço que ficou.

  141. Obrigado doutora, vou tentar manter a calma e continuar cuidando e fazendo o tratamento, gostei muito do blog.

  142. Doutora, ontem estava deitada e jantei normalmente, enquanto comia a sobremesa, notei meu dente permanente da frente “estralando”, me deu medo então, coloquei o dedo no dente e percebi que ele se movia para o lado, não consigo comer nem dormir de medo de perder meu dente da frente, e agora? Será que ele vai cair?

    • Lorena, procure um dentista para avaliar. Nossos dentes têm uma certa mobilidade natural, pois não são fixos no osso, entre a raiz e o osso existe uma série de fibras chamada “ligamento periodontal”, que oferecem um certo “amortecimento” ao dente. Se o seu dente não dói, pode ser que essa mobilidade que você relata seja só isso. Mas pode ser também algum problema periodontal (nos tecidos de suporte dos dentes, gengiva e osso) ou até uma fratura. Enfim, só procurando um dentista pra saber.

  143. Tenho 15 nos, acordei com algumas dores nos dois dentes principais. Quando fui conferir, ambos estão amolecidos. Estou com muito medo. Não levei nenhuma pancada.

    • Marcos, os “dois dentes principais” seriam os da frente? De qualquer modo, me chamou a atenção que você disse que acordou com eles assim. Uma explicação pra isso é que, durante o sono, você tenha pressionado esses dentes contra o travesseiro durante um determinado tempo e isso tenha causado uma pequeno processo inflamatório, análogo ao que o aparelho ortodôntico faz com os dentes. Quando uma força contínua é aplicada sobre os dentes, eles tendem a se movimentar e fica essa sensação de dentes moles. É uma teoria :). Se isso não passar nos próximos dias, sugiro que você procure um dentista.

  144. Olá, estou com a sensação que meu dente esta mole, mas eu mexo e nao parece estar mole. o que pode ser?

    • Tayna, quando é que você tem essa “sensação”? Os dentes não são fixos direto no osso, entre a raiz e o osso existem um “amortecimento” chamado “ligamento periodontal”. Portanto, certa mobilidade é totalmente normal. Na dúvida, procure um dentista e faça uma avaliação.

  145. Ola doutora, me de sua opiniao, tenho um dente com raiz exposta, o canino, e o do lado nasceu atras desse dente, ou seja, do lado do canino nao tem nenhum suporte, coloquei aparelho pra puxar o dente de tras, mas parece q é ele q da suporte ao outro, tenho medo de qdo o dentista puxar o outro ele ficar sem apoio e cair, ja sinto ele meio mole, to desesperada, é um dente importante e nao posso perde-lo, o dentista disse q ira preserva-lo , mas nao sei como, me ajude… obrigada.

    • Franciele, pode ficar tranquila… o seu dente não vai cair sem o apoio do outro. Até porque, se o seu canino estiver na boca apenas porque o dente ao lado o está “segurando”, esse já é um bom motivo para extraí-lo… significaria um problema periodontal e o tratamento ortodôntico estaria totalmente contraindicado nesse momento. Portanto, considerando que o seu dentista instalou o aparelho em você e disse que preservaria esse dente, creio que não há problema algum com o seu canino.

  146. Ola.
    Eu estava comendo quando meus dentes da frente encostaram no de baixo de um jeito que nao sei explicar, foi muito rapido, eu fiquei desesperada por que um dente de baixo ficou mole, fui em um dentista ele disse q nao esta mole a ponto de tratar, eu moro no japao e a fama aqui de dentista é pessima!!! Ele disse tbm q talvez o dente volte a ficar duro novamente, tenho chances do dente voltar a ficar duro?

    • Carol, se o seu dentista não percebeu nenhum dano à raiz do dente (uma fratura, por exemplo), o seu dente deve voltar a ficar “duro” sim. Mas é bom reavaliar daqui a um tempo (mesmo que ele fique firme novamente) pra confirmar.

  147. Oi Ana. Estou com mobilidade no pré-molar, a dentista esta enrolando para ter a conversa que teria comigo, disse previamente que seria pq a mordida não estava encaixando e devido a isso estava forçando muito causando desgaste ósseo. Como solução ficou de estudar se seria correto fazer um desgaste dos dentes para melhor encaixe ou o uso do aparelho, que já usei durante 5 anos desde os 17 anos e o tratamento foi bem delicado. Tenho desgaste ósseo, e durante 10 anos por incrivel que pareça usei as contenções móveis superior e inferior. Parei de usar a uns 4 meses qdo tive que refazer um bloco e a contençao nao encaixava mais. Foi a partir daí que notei mobilidade dos dentes, e neste pré molar um pouco mais, e agora to até sentindo um pouco de dor. To ficando preocupada… Procuro um dentista, um ortodontista?

    • Juliana, pela sua descrição é possível que o que esteja ocorrendo é exatamente o que a sua dentista explicou: um contato prematuro que está causando um problema periodontal. Explico: quando se para de usar as contenções, a tendência dos dentes é de se “reacomodarem”, ou seja, de acharem uma posição mais confortável. Isso não quer dizer que eles vão ficar tortos, mas sempre há pequenas movimentações, mesmo que imperceptíveis. Essa mudança de posição provavelmente criou um contato “ruim” desse dente com o dente do arco oposto, colocando muita força sobre ele e estimulando perda óssea/mobilidade. Sendo esse mesmo o caso (não sei, não examinei você, estou apenas “teorizando”), um ajuste oclusal (o desgaste nos dentes que sua dentista sugeriu) deve aliviar a carga sobre esse dente e ele vai voltar a ficar firme.

  148. Bom dia Dra. Ana,

    O problema é com meu marido, ele sempre sente muita dor nos dentes da frente inferiores devido a uma ponte com garras de ferro que ele colocou ha muito tempo, mas ha mais ou menos uma semana ele quase não consegue comer, seus dentes naturais entre os caninos inferiores amoleceram, nas laterais da ponte, ele diz estar com pus e sente muita dor. Ele me disse que ha muito tempo atras aconteceu parecido, e a Dra. que o atendia lhe passou uma fórmula de uma solução para fazer na farmácia de manipulação, mas hoje ele já não lembra o que é. Fora o fato dele ter que ir a um dentista se consultar, o que a Dra pode me recomendar, a Sra. sabe qual é essa formula??
    Por favor, se puder ser breve, ele sofre muito.
    Desde já muito grata.

    • Gisele, provavelmente foi algo à base de clorexidina (como o Periogard e o Noplak, marcas comerciais que tem na farmácia), mas apenas um enxaguatório bucal, em caso de problema periodontal, não resolve o problema (e nem pode ser usado de forma contínua por muito tempo). O dentista tem que intervir, ok?!

  149. Olá doutora, eu sou adolescente e escovo meus dentes diariamente e não tive pancadas, mas eu sinto um dente meu “andando”, tô muito nervosa e minha consulta ainda vai demorar, queria q a senhora tentasse me ajudar. Muito grata.

    • Isabella, isso acontece com todos os dentes ou só com 1 ou 2? Sua gengiva sangra ao escovar ou de forma espontânea? Você sente os dentes moles ou só percebe que eles se mexem um pouquinho quando você mexe neles com a mão? Se for só quando você mexe, provavelmente não é nada demais, apenas um certo “amortecimento” que os dentes têm (proporcionado pelo ligamento periodontal, que é uma série de fibras que unem os dentes ao osso) e é totalmente normal.

  150. Olá, meu dente inferior esquerdo, o primeiro pré-molar, está com um pequeno espaço entre a gengiva e o dente, é como se a gengiva tivesse descobrindo o dente. Eu passei a unha e senti uma sensibilidade no local e como se estivesse aberto um buraquinho nesse local. Olhando eu não vejo nada, mas da para sentir esse pequeno espaço. O mesmo esta acontecendo com o outro dente o primeiro pré molar inferior direito, mas este ainda não tem muito espaço, mas já está bem sensível. O dente está com a coloração normal e a gengiva também não apresenta alteração. O que devo fazer ? Tem como resolver essa retração da gengiva, para cobrir meu dente novamente? O que vc acha que pode ser, corro risco de perder o meu dente? Estou preocupada, tenho 24 anos!

    • Graça, pela sua descrição há uma recessão gengival que está expondo parte da raiz do seu dente, por isso a sensibilidade. O “espaço” pode ser um degrau na passagem da coroa (esmalte) para a raiz (cemento), o que é totalmente normal, ou uma pequena abfração, por exemplo, que é um local em que há perda de tecido mesmo, só que não causada por cárie. A recessão gengival só é recuperável de forma cirúrgica, infelizmente, mas o dente pode ser restaurado na região se houver necessidade (veja mais sobre o assunto aqui: http://medodedentista.com.br/2012/05/o-que-causa-a-recessao-gengival.html ). Procure um dentista pra avaliar. E não, certamente isso não é razão pra você perder o seu dente.

  151. Oi Ana, escovo os meus dentes regular, nunca passei por dores de dentes ate o inicio desta semana, apareceram umas bolinhas, parece ampolla, doele muchoooo, e acho q vai sair igual pro outro lado da boca, tenho alguma infeccao???? :(

    • Rene, onde apareceram essas bolhas? Na gengiva, na mucosa, na língua? Você comeu alguma coisa (ácida ou picante) que possa ter causado isso?

  152. Olá, há muitos anos atras senti q meu dente estava mole, nao fui ao dentista, anos depois ele amoleceu mesmo. Muitos dentistas disseram que ele é de leite. Tirei raio x e ele não tem raiz, nem outro dente por baixo. O dentista o colou provisoriamente e já tem 3 anos que estou enrolando, ontem ao comer frango ele soltou da massinha que o fixava e está molinho, quase caindo. O que faço, arranco ele ou espero segunda feira para o dentista ver? Acho que terei que colocar uma ponte ou protese, estou desesperada pois nao posso pagar nada caro!

    • Cassia, se estiver bem molinho e machucando você, você pode tirar ele, sim (até porque você já sabe que ele não tem mais raiz). Mas se você puder aguardar, é bom seu dentista avaliar. Existem soluções mais baratas para o seu caso, converse com o seu dentista.

  153. Olá, tenho 11 anos, minha presa está mole de novo, só que ela ja caiu uma vez, e estou super preocupada, até mesmo pra dar um sorriso aparece, entao como eu faço para o dente nao cair e permanecer?

    Obrigada desde já, beijos.

    • Amanda, o canino (“presa”) só cai 1 vez. Se o seu canino está mole e ele for permanente, não vai nascer outro se ele cair. Sugiro que você peça pra um responsável levar você ao dentista pra avaliar e ver o que está acontecendo. Uma radiografia panorâmica (aquela em que aparecem todos os dentes) deve mostrar o problema.

  154. Olha Ana, ha um dia atras o dente tava normal, mas ai de ontem pra hj ele ficou mole e eu confesso q eu não escovava os dentes regularmente, ou quase nao escovava, o q eu faço ? (é dente permanente)

    • Daniel, agora depende de quanto osso ainda existe para segurar o seu dente. Se não houver suficiente, mesmo tratando pode não ser possível manter o dente, infelizmente. Corra num dentista / periodontista pra avaliar!

  155. Bom dia Ana,

    Olha, ha alguns anos eu passei usar prótese que foi devido a um tratamento errado que tive por parte de um dentista e que me fez perder os dentes superior e frontal e alguns da lateral. Me adaptei muito bem a prótese, sempre procuro fazer todo o asseio bucal necessário. Porém eu tenho notado que mesmo assim, porque apesar de todos cuidados, tenho muita facilidade de ter sempre problemas com meus dentes. A começar pela cor, não me conformo, chega um tempo que eles ficam amarelados, outra coisa, algumas vezes passo por situações de algum dente da prótese soltar,e tenho que recorrer a métodos pouco convencionais para colocar o dente no lugar. No momento estou usando um roach, onde um dos dentes da parte de trás praticamente sustenta a prótese. Com o tempo esse dente vem sofrendo um desgaste muito grande onde perdeu toda sua massa óssea, sei que tenho que extrair esse dente e já até tentei ir para fazer o procedimento, porém, eu tenho uma grande preocupação. Por ser um dente de sustentação, temo em fazer a retirada do mesmo e ficar com a prótese folgada. E agora, como se não bastasse, o dente já está mole, sangrando, o dentista que fui me disse que não quer extrair o dente, disse que eu preciso tomar medicamentos para desinflamar o dente. Para mim isso já se tornou um incomodo muito grande pois, durmo e acordo todos os dias com a boca cheia de sangue, não sei se quando eu durmo, parte desse sangue vai para meu estômago e até onde isso pode me prejudicar além de já existir todo o problema. Peço a sua ajuda. Obrigada!!!

    • Rita, a cor dos dentes varia de pessoa para pessoa, algumas pessoas têm dentes amarelados por si só, mesmo não fazendo nada pra colaborar com isso. Mas geralmente o problema está mais relacionado com os hábitos da pessoa, tanto de higiene quanto de alimentação (café, cigarro, refrigerantes, presença de tártaro, etc). De qualquer forma, sempre é possível fazer um clareamento. Me parece que você tem um problema periodontal (principalmente no dente que segura a sua prótese) e, nesse caso, fica difícil manter esse dente mesmo (e o dentista até recomendou a extração, pelo seu relato). Enfim, daqui em diante será preciso extrair esse dente e trocar a sua prótese. O sangue que porventura você venha a engolir não causa problemas de forma direta.

  156. Ola doutora, sofri um trauma no meu dente, em 2005, e vinha fazendo tratamento com hidroxido de calcio, e parei em 2011 por que comecei a usar aparelho, mas usei ele sem o fio ortodontico, pois era melhor usar aparelho antes do implante, mas meu dente começou a doer muito, muito msm, estou com medo dele cair, sera que vou ter que largar o aparelho e começar a fazer o implante? Pois o dentista me falou que nunca mais poderei usar aparelho apos implante. To muito assustado com isso, pois queria acertar meus dentes, e tenho medo de ficar banguelo.rs, o que vc me indicaria ?

    • Jackson, esse dente foi movimentado ortodonticamente (foi “puxado” com o aparelho)? Se foi, é bom parar e reavaliar as condições desse dente. Você até pode usar aparelho, mas não acho prudente movimentar esse dente em especial, que sejam movimentados apenas os outros. Não é que você não possa usar aparelho após colocar um implante, pode, só que o implante não poderá ser movimentado, onde for instalado vai ficar. Por isso é que se recomenda fazer antes a ortodontia e depois o implante. Mas nem sempre isso é possível, até porque o paciente muitas vezes já procura o ortodontista com o implante feito.

  157. Olá doutora… um dos meus dentes incisivos está com a gengiva muito retraida e parece até estar com certa mobilidade… eles são todos tortos e agora estou com medo que ele caia… ha mesmo essa possibilidade?

    • Barbara, se houver um problema periodontal (nos tecidos de suporte dos dentes, osso e gengiva) muito severo, a possibilidade de um ou mais dentes caírem é real. Mas isso seria num caso muito extremo, avançado, e sem qualquer tratamento. Se você percebe apenas certa mobilidade, é hora de procurar um dentista pra determinar a causa e fazer o tratamento adequado pra que não se chegue a esse ponto.

  158. Hola, eu usei aparelho fixo por um periodo de dois anos, quando meus dentes ja estavam alinhados eu tive que tirar por eu e meus pais nos mudamos para Alemanha, minha dentista me deu um aparelho de contençao para usar por 1 ano e eu usei apenas 1 mes, por adaptação de idioma era horrivel falar alemao com ele, ninguem entendia nada… hoje, 9 anos depois, noto um pequeno desnivel nos dois dentes da frente, ainda conservo meu aparelho de contençao e cabe na boca perfeito, é possivel que o mesmo solucione esse desnivel? Noto uma pressao nos dentes, se tiro os 2 dentes do juizo meus dentes irao pra trás usando a contençao? Muito obrigado, beijos desde Berlim.

    • Isabel, se a contenção ainda cabe, você pode tentar usá-la, sim… mas não acho que ela realinharia totalmente os seus dentes. De qualquer forma, vale a tentativa. A extração dos sisos, por si só, não traria os seus dentes para trás… seria preciso efetivamente “puxá-los”.

      • Muito obrigado dra. pela resposta, ajudou muito… uma ultima coisinha, esse aparelho de contençao tem que apertar em algum lugar, digo, fazer manutençao, é que aqui os dentista sao muuuuuiiiiiiiiiittttttooooo caros, e so para colocar outra vez o aparelho fixo querem me cobrar equivalente a uns 9 mil reais, que se supõe uns 3.500 euros, definitivamente nao colocarei porque o desnivel é de muito pouca importancia, me da uma ajudinha, como se aperta a contençao? Brigaduuuuuuuu

        • Isabel, não há necessidade de apertar a contenção… a não ser que ela esteja frouxa mesmo. Se a sua contenção for daquelas que tem alças na região dos caninos, basta “fechar” essas alças com o uso de um alicate, de leve.

  159. Olá Ana, é o seguinte, estou usando aparelho ortodontico ha mais ou menos 1 mes, aquela sensação de que os dentes estão moles e sensiveis nos primeiros dias ja tinha passado, estava tudo normal e nao sentia desconforto em nenhum dos dentes… pois fui retirar o meu filho de 1 ano e meio da cadeirinha do carro e ele apoiou os pés no banco e bateu no meu queixo com a cabeça (não foi uma pancada forte), um dos meus dentes de baixo é mais alto que os outros e empurrou um dos de cima, agora sinto que esta meio mole e sensivel até quando passo a lingua em cima eu sinto. Tenho a proxima consulta para a manutenção no dia 26/02 mas até lá estou com essa pulga atras da orelha. Obrigado pela atenção!

    • Anderson, o fato de você estar usando aparelho pode tê-lo protegido de um acidente mais sério. O ideal seria avaliar esse dente já, fazer uma radiografia pelo menos, pra verificar se houve algum prejuízo. A dor, considerando a pancada, é algo esperado… não quer dizer que tenha havido algum dano. Mas se você considera que é mais uma “sensibilidade” do que uma dor, em si, pode aguardar até o dia da consulta.

  160. Olá Doutora!! Há um tempo atrás extraí um dente inferior, e agora o dente molar superior que apoiava neste dente que foi extraido está descendo. Será que com aparelho ele volta para o lugar?? … e o outro que foi extraído, tenho que fazer implante ou o aparelho tbm resolve?? Grata pela atenção!! bju

    • Sim Rejane, com o uso de aparelho é possível intruir (colocar “pra dentro”) esse dente que “desceu”. Da mesma forma, há a possibilidade de fechar o espaço do dente faltante com o aparelho. Procure um dentista / ortodontista pra avaliar.

  161. Oiii…
    Bom, eu venho notando que meus dentes, quando acordo, estão moles, mas assim que como algo ou escovo os dentes, eles voltam a ficar fixos novamente. O que pode ser? Tô assustada com medo de perdê-los, porque são os dentes da frente.

    • Delis, provavelmente você dorme numa posição que “força” esses dentes (contra o travesseiro, por exemplo), por isso essa sensação de dentes moles. Mas se em seguida você não percebe mais isso, creio que não deva se preocupar. Se os dentes começarem a ficar moles MESMO ou entortarem, é bom que um dentista avalie.

  162. Oi querida,

    Tenho 22 anos e ultimamente tenho sentido minha gengiva coçar ABSURDAMENTE, só que é ao redor do ultimo dente do lado esquerdo… eu ja cocei taaaaanto que nao aguento mais, eu coço com palito de dente, fio dental, ou qualquer coisa afiada que esteja por perto… um dia desses eu enfiei um palitinho, e tava com aquela coceira beem gostosinha né, de repente eu ouvi um estralo, e percebi que o palito foi mais a fundo do que eu imaginava… agora eu não sei se é periodontite ou gengivite como eu pude observar aqui no site, ou se é coisa da minha cabeça… mas eu nao consigo parar de coçar, e nem deixo cicatrizar, agora ela está muito inchada e vermelha, e eu sozinha consegui empurrar a gengiva do dente, e agora ele está mais aparente e doendo muito… mas eu nao consigo parar!!! Me ajuda.

    • Lalitaa, essa coceira não é normal… tem cara de gengivite. Não preciso nem dizer que ficar “cutucando” só vai piorar a situação. A solução é simples: pare de coçar e procure um dentista pra verificar o que é e tratar de acordo. ;)

  163. Olá, ha uns 2 anos sabia que meus dentes da frente eram um poucos desalinhados “qse nada” e com uma frestinha no meio, agora qdo fui olhar bem pros meus dentes me assustei, vi que estavam muitos desalinhados, a gengiva de um estava qse na metade do outro e as frestas do meio sumiram, esta um meio empurrando o outro do lado, como vai ser o processo pra arrumar isso, qto a causa sei que um lado da cara e cabeça é maior que o outro lado, e sempre durmo desse lado pq pesa mais. Se eu consertar vou ter sempre esse problema?

    • Roberto, se você pretende corrigir a posição dos seus dentes, certamente terá que usar aparelho ortodôntico. Se você não o fizer, o problema vai permanecer. Procure um dentista / ortodontista e faça uma avaliação.

  164. Dra., estou usando um tipo de aparelho para estender o céu da boca, e um dente meu que fica envolvido por esse aparelho acabou amolecendo, é normal ?

    • Lais, não é normal, não. Procure seu dentista pra avaliar, esse dente deve estar sofrendo mais carga do que deveria.

  165. Por favor me ajudem, meu dente acabou de quebrar e eu não sei o que fazer, eu to sozinha em casa e tenho só 11 anos, ta doendo um pouco, me ajudem por favor, eu não sei o que.

    • Isabely, não fique nervosa. Se você tem o pedacinho do dente que quebrou, guarde-o num recipiente com água. Se não tem, não tem problema. Aguarde um responsável chegar e peça pra levar você no dentista, pra ver se não houve nenhum dano interno ao dente. Se não houve, é só restaurar com uma resina da cor do dente e pronto… resolvido.

  166. Dra, estou APAVORADAAAAAA, tenho 23 anos, usei aparelho por 3 anos, tirei tem 6 meses, e percebi há alguns dias q meus 2 dentes frontais estão moles, procurei um dentista, tirei raio x e descobri q estou praticamente sem raiz, q nao tem tratamento e q irei perder meus dentes, futuramente (n sei se em 6 meses, 1 ano, 2, 3 etc…), descobri tb q antes de colocar o aparelho eu já tinha perda ossea, ocasionada por uma pancada quando eu tinha 10 anos, a Dra. acha q o aparelho ajudou a acelerar mais a perda ossea? Obrigadaaa.

    • Any, pelo que entendi as raízes dos seus dentes reabsorveram, o que pode ter a ver com a pancada, sim. Você fala em perda óssea, mas creio que não seja o caso, a não ser que você tivesse um problema periodontal (de gengiva, de osso). Eu acho que o uso do aparelho até pode ter acelerado o processo, mas a origem do problema deve ter sido a batida, mesmo. Num caso assim, pode-se manter os seus dentes até o máximo possível, visando manter a quantidade de o osso e, assim que você e seu dentista acharem por bem, fazer os implantes. Você é jovem e certamente não terá problemas com implantes nessa região… assim terá a estética e a função restabelecidas. É uma pena mas, felizmente, há solução.

      • Obrigada pela atenção. Continuo arrasada, pois ainda acho q se a dentista q colocou o aparelho tivesse me pedido para ir a uma periodontista antes de fazer o tratamento isso nao teria acontecido. Pois o dentista q fui disse q pacientes com caso igual ao meu podem sim colocar aparelho, mas só de tiver a liberação de uma periodontista e se assim ela liberar, então teria q ser feito um acompanhamento de raios x durante todo o tratamento. E essa dentista nunca me pediu raio x nenhum. Vc acha q é assim q se deve proceder com pacientes com problema igual a meu Dra? Abraço.

        • Pelo que eu tinha entendido o seu problema era de reabsorção das raízes dos seus dentes e não periodontal. Pode ser, também, que tenha sido as duas coisas. Enfim, o ideal, nesses casos, realmente é um acompanhamento radiográfico periódico, dada a delicadeza do quadro. E para colocar o aparelho, foi feita alguma radiografia?

  167. Boa noite, Dra.
    Foi feito a panorâmica, e nela já dava para ver q havia esse problema, mas não muito, só agora depois de 6 meses q tirei o aparelho e fui tirar outra panorâmica e o problema já estava fora de controle.

    • É, então faltou um acompanhamento radiográfico mais rígido.

  168. Oi, estou com um problema muito serio, meu dente esta mole. O que eu faço, sera que tem alguma soluçao? E se nao tiver, o que devo fazer?

    • Joyse, dentes moles em adultos é sinal de problema periodontal (nos tecidos de suporte dos dentes, gengiva e osso). Pode haver solução sim, mas você precisa procurar um dentista o mais rápido possível para tratar. Quanto antes, maior a chance de você não perder o seu dente. Se já for tarde demais, infelizmente, o jeito é extrair.

  169. Ola, meu dente da frente comecou a doer, uma dor incomoda como se fosse crescido, ai fui no dentista e ele disse que na raiz tinha um absesso e tinha que fazer canal. Um dia depois percebi que o dente estava mole, quando fui comecar o canal falei ao medico, ele respondeu que quando terminasse ficaria duro, ja faz 2 dias que terminei o canal e 9 que o dente esta mole e nao ficou duro, me ajude, o que sera? E minha higiene e boa ? Tenho 21 anos.

    • Suzana, o seu dente deve voltar a ficar duro, sim. É que os tecidos em volta dele ainda estão em processo de recuperação. Pode demorar mais 1 semana, pelo menos.

  170. Ufa, que bom, obrigada pela atencao! Ah, tenho outra duvida, tenho 21 anos e meus ultimos dentes de trás nao nasceram, e normal? Tenho um pouco de prognatismo, quase impercebivel, sera que resolve com aparelho, tenho muito medo da cirurgia ortognática e me recuso a fazer, caso o dentista me aconselhe, e ai o aparelho vai me ajudar? Ah, e eu posso usar ja que meu dente ficou mole e tenho um canal? O que vc acha de uns dentistas que estao colocando aparelho gratis e so estao cobrando a manutencao, sera que resolve ou melhor um pago de tudo? Beijos.

    • Suzana, ou os seus sisos estão inclusos (dentro da gengiva) ou eles simplesmente não existem. Uma radiografia panorâmica tiraria essa dúvida. Quanto ao prognatismo, em princípio é possível compensá-lo só com o aparelho e a inclinação dos dentes. Não fica perfeito mais pode ficar MUITO bom e deixar você satisfeita. Se você pode ou não usar aparelho, depende da avaliação de um ortodontista (e das causas que levaram o seu dente a ficar mole anteriormente). Quanto ao canal, estando ele bem tratado, nada impede. No que diz respeito ao aparelho “grátis”, é uma prática relativamente comum. Não dá pra dizer se o dentista é bom ou não com base apenas nisso. Só cuide ao procurar dentista (e qualquer serviço, na verdade) tendo o critério “preço” como principal. Pode acabar saindo caro, depois.

  171. Obrigada, valeu, se eu morasse perto de vc te escolheria para ser minha dentista, pena que moro no Ceara, bem longe. Vc e 10, otima!

    • :)

  172. Me ajude, eu tenho uma filho de 6 anos, minha mãe que sempre cuidou dele, porem ela sempre deu muito doce pra ele e ele esta com os dentes estragados, gostaria de saber se o melhor é arrancar ou esperar que eles caiam sozinhos.

    • Fabiola, tudo depende de quão destruídos estão os dentes, quais dentes são e qual a época em que eles caem. Se houver muitas cáries, o ideal é removê-las e fazer restaurações provisórias, pra eliminar focos de infecção. Dessa forma, é possível aguardar os dentes caírem sozinhos e manter a saúde do seu filho, ao mesmo tempo. Leve-o a um odontopediatra pra avaliar!

  173. Oi Ana, eu tenho 13 anos e bati o cabo de vassoura (rsrs) no meu dente e na hora deu aquela dorzinha e meu lábio de dentro deu um corte, eu não sinto mais nada, mas estou com medo de acontecer alguma coisa. Será que pode acontecer alguma coisa??

    • Jordana, parece que não passou de um susto. Mas nesses casos de trauma, é sempre bom procurar um dentista pra dar uma olhada, quem sabe fazer uma radiografia… é uma precaução que pode evitar possíveis problemas mais tarde.

      • Muito obrigada, um alívio… adorei o blog, bjs :)

  174. Levei uma pancada no meu dente incisivo e esta mole e sangrando, o que fazer? Tenho 14 anos!!!! Preocupado.

    • Leonardo, vá JÁ ao dentista. É importante que você seja avaliado pra ver se houve algum dano mais sério ao seu dente. Acredite, verificar isso agora pode evitar muito problema no futuro…

  175. Doutora, depois de ter extraido o dente a gengiva superior ficou meio mole, pois teve uma comunicaçao bucosinusal e o dentista fechou, e normal isso…

    • Alex, se houve a comunicação mas já foi fechada, tudo ok. Agora é aguardar a cicatrização, a sua gengiva deve voltar as aspecto normal.

  176. Bom dia, estou com o dente da frente mole, sou diabetica, tomo insulina 6 vezes por dia e tenho artrose, ja fui a 4 dentistas e todos falam que tenho arrancar o dente, não tem outro jeito?

    • Ana, imagino que a quantidade de osso em volta do seu dente não seja mais capaz de sustentá-lo. Nesse caso, não tem mais jeito mesmo: tem que extrair. A periodontite pode ser controlada até certo ponto, mas quando o problema já está em estágio avançado não há mais como tratar e salvar o dente, infelizmente.

  177. Oi Ana, td bem? Gostaria d saber quanto tempo mais ou menos leva, para a periodontite se agravar a ponto de o dente n ter mais salvação? E q ja faz algum tempo q sinto meus dentes um pouco amolecidos, principalmente quando acordo d manhã cedo (não sei se tem influencia do modo de eu me posicionar no travesseiro, sei la), e tbm gostaria d saber se essa doença periodontal ocorre em qualquer idade, ou em pessoas um pouco mais idosas?
    Obs: tenho 18 anos.

    • Leonardo, varia. Pode ser questão de meses pra um problema periodontal chegar a um ponto sem retorno, mas isso considerando que não haja nenhum tipo de tratamento. A doença periodontal geralmente atinge pessoas adultas, você é um jovem-adulto, tá cedo pra pensar nisso (se bem que não existe época pra pensar nisso, o melhor é nem pensar!) ;). A sensação de dentes amolecidos é comumente relatada no período da manhã ao acordar, e sim, pode ter a ver com a forma como você deita no travesseiro. Sugiro que você procure um dentista pra avaliar e “tirar a cisma”. Melhor do que ficar aguardando pra ver se é periodontite mesmo, né!

  178. Olá doutora, boa noite! Às vezes sinto meu dente mole, e mexo ele da uns estalos, mas logo passa, mas nao o vejo se movimentar, apenas ouço e sinto os estalinhos, o que pode ser isso, e perigoso vou perder meu dente? Obrigada.

    • Julia, não parece ser um problema periodontal (nos tecidos de suporte do dente, osso e gengiva), visto que você não percebe o seu dente mole. Mas se você ficar mexendo sempre no dente, pode causar um problema, sim. Sugiro que você procure um dentista pra avaliar, até pra “tirar a cisma” e parar de mexer.

  179. Fiz a limpeza de campo fechado como chamam, é dividido a boca em 4 partes e feito a raspagem de cada dente, após isso melhorou muito, não sinto sangramentos e minha gengiva voltou ao normal, até fiz clareamento e é como nunca tivesse nada, só que agora as vezes quando como algo um pouco duro como “carne assada” existe um dos dentes que fica um pouco mole, eu sinto ele quando toco com o dedo e estou pensando se devo fazer um implante logo, isso já aconteceu uma vez e ele voltou ao lugar com o tempo, mas será que uma hora ele não ira cair de uma vez por todas e eu vou ficar banguelo com 1 dente a menos?

    • Ma, nem sempre após uma raspagem os dentes voltam a ficar firmes, porque depende muito da quantidade de osso que se perdeu em volta do dente até que fosse feito o tratamento. Mas isso não quer dizer que o dente vai amolecer mais, principalmente se a periodontite está controlada (o que parece ser o seu caso). Enfim, não acho que você vai ficar banguelo, não. :)

  180. Oi Ana,
    Meus dentes estão com um pouco de tártaro, estou com muita sensibilidade, as pontas estão perdendo um pouco do esmalte e alguns então estalando e estou com a impressão de que estejam moles. O que pode ser? :’(

    • Qual a sua idade, Lethicia? Dente mole pode significar problema periodontal. Independente disso é importante procurar um dentista pra remover o tártaro, ele é responsável direto pela ocorrência de problemas periodontais.

  181. Tenho 16 anos, mas n tenho certeza que eles estejam moles. Todo mundo fala que é impressão, mas sei lá s:

    • Você é bem jovem Lethicia, isso não é comum na sua idade, mas se desconfia que realmente há um problema (que não é só “impressão”), é importante que um dentista avalie.

  182. Doutora…
    Um dia eu comi um milho verde e um dente meu da frente estalou. Olhei em frente ao espelho pra ver se ele tava mole e não estava, apenas um movimento sutil que quase não dá pra notar. Só que o problema é que depois disso eu fico com medo dele ta mole e fico cutucando o tempo todo. Por sorte e milagre de Deus até agora o movimento sutil. Vc acha q eu posso ter adquirido um bruxismo? Pelo medo e por ser uma pessoa ansiosa? Será q preciso de ajuda odontologica e psicologica?

    • Verônica, o bruxismo realmente tem causas físicas e psicológicas, mas me parece que no seu caso é mais uma “mania” passageira, por causa da “impressão ruim” que ficou após a mordida no milho, do que um quadro mais complexo de bruxismo. Minha sugestão é que você procure se policiar e não “cutucar” o dente. O problema deve passar naturalmente.

  183. Continuando contando meu caso.
    Em caso em q o dente não esta mole, é normal sentir os dentes estalar na hora de comer ? Ou na hora de falar?
    As vezes fico confusa se sao meus dentes ou maxilar…
    Deixando claro, nao tenho doença periodontal, minha gengiva nao sangra e tenho boa higiene…
    Ou sera q em vez de dentes to confundindo com o maxilar? O q acha? Desculpa as duas perguntas, vc deve ta me achando meio louca rs

    • Ahauahauha, tô achando não! :)

      Se a sua gengiva é saudável, é bem provável que você esteja confundindo os estalidos.

  184. Queria esclarecer uma duvida. Quando o dente nao tem problema periodontal, no caso gengivite, e nao houve pancada. Por que o dente estimulado com a lingua ou pressionado com os dedos fica mole ? E porque passando uns meses sem ser pressionado ele endurece novamente? Isso ja aconteceu comigo.
    E em outro caso diferente, quando se usa aparelho pq tb fica mole? Queria saber sobre esses dois… obrigado
    Bjos luiz

    • Luiz, como eu expliquei no texto, os dentes precisam “caminhar” através do osso quando se usa aparelho. Isso significa que “some” e “aparece” osso continuamente, e esse osso não é tão duro logo que se forma. Por isso a sensação de dentes moles durante um tratamento ortodôntico. Quando você fica pressionando um dente continuamente com a língua, o princípio é o mesmo… cria-se uma movimentação ortodôntica (mesmo sem aparelho). Por isso, não é uma boa ideia ficar ficar fazendo isso, pois o dente pode se movimentar e entortar.

  185. Doutora quais são os sintomas de perda óssea? Só em radiografia dá pra saber? Ou tem sintomas?

    • Depende do caso, Paula. Os sintomas mais comuns são recessão gengival, entortamento repentino dos dentes (ou abertura de espaços entre eles) e recessões gengivais.

  186. Doutora…
    Ando mto com os lábios secos, e que andam me incomodando muito. Chega a grudar nos meus dentes da frente a pele de trás dos lábios, tomo água alivia um pouco mas logo em seguida de novo. Acho que estou com mto pouca saliva. O que é bom pra aliviar isso? Ja aconteceu um caso assim no seu consultório?

    • Sim Monica, isso se chama “xerostomia”, que é a pouca salivação ou até a ausência de saliva. Em alguns casos mais sérios, é preciso até usar saliva artificial. Uma dica pra estimular a salivação é beber muito líquido e mascar chiclete (sem açúcar, de preferência).

  187. Doutora…
    Vc deve esta lembrada de mim… te contei o caso do milho. Estou me segurando, ja faz 3 dias que não cutuco o dente. Só que desde então as vezes quando falo e sem querer encosto a lingua, sinto ele se mexer como se tivesse mole. Por mais dificil que seja não estou cutucando o dente, apesar de que as vezes é tentador.
    Já li seus textos diversas vezes… Assim, já bati o dente da frente, mas por exemplo:
    Comendo uma sopa, e bate a colher lá mais de leve, só que nunca doeu e nem sangrou, acredito que não seja nem um caso de concussão. Já li pra ver se tinha os sintomas de gengivite: nunca e não tenho gengiva inchada, quando escovo os dentes não sangra, não tenho gengivas vermelhas, nao tenho aparencia de dentes alongados. Perda ossea acho dificil tbm, pois tenho uma alimentação boa e uma higiene bucal otima, tive poucas caries na vida: duas. Só que tem um detalhe que vc não sabe: eu fiquei uns 2 meses com mania de cutucar os dentes, por sorte não chegou a entortar nem ir pra frente. Nunca tive dor de dente. Ja usei aparelho 5 anos e confesso q ultimamente nao ando usando a contenção pra dormir. De tão encabulada q to. O que vc acha doutora, do que te contei do meu caso? Desculpa pelas muitas perguntas. bjos

    • Veronica, não acho que você tenha qualquer problema gengival ou periodontal. Mas eu acho que você deveria procurar um dentista e fazer um exame, porque você está muito ansiosa com a possibilidade de ter um problema. Então, procure um dentista pra se tranquilizar com relação a isso.

  188. Olá! Tenho 15 anos. Meu dente da frente tá meio torto e quase subindo em cima do vizinho dele! rs . Às vezes sinto uma leve dor, tipo uma beliscada, quando eu mexo nele sinto que está meio mole, porém meu pai disse que isso é só impressão. Tenho muito medo dele cair, pode ocorrer isso?

    • Fernanda, pra que seu dente (permanente) caísse seria preciso um grande problema periodontal (nos tecidos de suporte dos dentes, osso e gengiva). Na sua idade isso seria bem incomum.

  189. Olá Doutora,
    Então, ultimamente tenho sentido meu dente que fica entre a “presa” e o dente frontal do meu lado esquerdo, toda vez que eu como, bebo, eu sinto ele estalar de leve, parece que ele se abre de leve, se mexe, passei em 2 dentistas e eles falaram que não tem nada mas ainda assim eu sinto, segundo eles nem gengivite tem, mas continuo sentindo, parece até que vai sair… por favor me ajude. Obrigado!

    • Luciano, complicado…

      Se 2 dentistas avaliaram e não viram problema, minha tendência é achar o mesmo (até porque não examinei você). Ou se trata de uma “impressão”, ou você tem algum problema periodontal em fase inicial por causa de um contato prematuro (por esse dente estar “batendo” no arco oposto antes dos outros, o que cria uma carga exagerada sobre ele), por exemplo. Foi feita radiografia? Se sim, provavelmente haveria um espessamento do espaço do ligamento periodontal (uma linha mais escura em volta da raiz do dente). Enfim, é preciso avaliar.

  190. Doutora…
    Notei que ao escovar os dentes e ao cuspir o creme dental saiu um pouquinho de sangue… mas mto pouco… será que estou com gengivite? Aconteceu isso a segunda vez essa semana. outro detalhe: to essa semana com febre e desanimo…

    • Helen, se você não tem nenhum machucado na boca que justifique esse sangramento, certamente é gengivite. O sangramento ao escovar (ou às vezes até espontâneo) é um sintoma clássico. Procure um dentista pra avaliar.

  191. Vc esta certa doutora…
    Não poderei ir de imediato ao dentista, só mes que vem. Mas enquanto isso manterei minha higienização boa. Mas até agora não tive sangramentos mais. Pode ter chance de não ser gengivite? Obrigada pela atencao doutora!

    • Pode, ou foi uma pequena gengivite que já se resolveu com a escovação.

  192. Doutora…
    As vezes quando como alguma coisa… tipo:
    Salgadinho, chupo os dedos ao comer brigadeiro. De vez em quando minhas unhas batem nos meus dentes. É algo que vem espontaneo, sem eu provocar. Mas não doi e nem é uma batida forte. Quando vou comer com a colher, bati sem querer.
    É comum acontecer essas coisas ao comer???

    Abraços, Rafa!

    • É sim, Rafaela. Esse tipo de coisa acontece.

  193. Doutora…
    Primeiramente queria dizer que fiquei espantado por sua beleza, é muito bonita :)
    Queria te perguntar.
    Quando converso meus dentes batem um no outro involuntariamente, como se minha mordida tivesse errada. Usei aparelho 2 anos e meio. Sera preciso retomar a usar?

    • Obrigada, Roger. :)

      Às vezes nem é questão de usar aparelho novamente… pode ser apenas alguma interferência que um ajuste oclusal (leves desgastes em alguns dentes) resolva o problema. Enfim, é preciso avaliar.

  194. Doutora…
    Amanheci com a minha gengiva parecendo estar arranhada e quando escovei os dentes ela sangrou. Não sei explicar ao comer da essa sensacao. Isso é na parte esquerda da bochecha. Na outra não sinto esse sintoma. Num dente especifico. E ja ha uma semana não paro de ter febre e dor. Infelizmente, parece que se for gengivite não se resolveu com a escovação. Doutora gengivite pd dar febre? Vou no dentista mas to com MORRENDO DE MEDO.

    • Helen, gengivite não dá febre. No caso de febre, se tiver mesmo a ver com os dentes ou a gengiva, eu pensaria numa infecção. Você precisa procurar um dentista pra avaliar, mesmo.

  195. Irei procurar sim…
    Quando falo, doutora, incomoda tanto, quando tomo suco de laranja a gengiva doi…
    Enquanto não chega o dia de ir ao dentista to procurando escovar mais o lugar onde ta ardendo.

  196. Doutora…
    Se eu tiver com gengivite e fizer o tratamento certo… tenho chance de não perder meus dentes?
    Se eu tiver aparento estar no ínicio… pois de uma semana pra cá q começou a sangrar, e ontem q começou a gengiva incomodar quando como.
    To mto nervosa.

    • A gengivite, em si, não coloca os seus dentes em risco, Helen. O problema é quando ela evolui para um estágio mais sério, a periodontite, e aí já começa a comprometer a parte óssea também. Mas se se ela for tratada já, seus dentes estão em segurança. Pode ficar tranquila. :)

  197. Olá Doutora,
    Você me perguntou se eu fiz radiografia no dente, então, nenhum dos dois profissionais pediu, mas marquei uma consulta com outro amanhã, vamos ver o que ele fala, ja passei com 2 e eles falaram que não tem nada, mas continuo sentindo o incomodo. Obrigado por responder a minha questão e logo postarei se deu tudo certo!
    Obrigado!!!

    • Por nada. Fico aguardando, Luciano. :)

  198. Reclamação. Quando usava aparelho o dentista apertou tão forte os meus dentes de baixo que formou muito inchaço, e um carocinho apareceu na gengiva por dentro. Agora que tirei o aparelho, ele colocou contenção, é assim que se fala?? Por dentro dos dentes sabe?? E hoje enquanto estava comendo um sanduíche senti o dente se mexer até deu um estralo. Gelei na hora de medo. Agora quando eu encosto nele dá uma sensação muito estranha e desconfortável. E não dá pra saber se tá mole ou o que, porque tá grudado naquele ferrinho. EU ODEIO MEU DENTISTA, ODEIO. Ele estragou meus dentes.

    • Sim, o nome é “contenção” mesmo, no seu caso, do tipo fixa. Gengiva inchada não é uma consequência do seu dentista ter “apertado” muito o aparelho, mas um sinal de gengivite. Sugiro que você procure seu dentista pra ver se houve algum dano a esse seu dente que deu o “estalo”, mas é possível que a própria contenção que você usa tenha evitado que ele se quebrasse. Enfim, não odeie seu dentista… não vejo razão pra isso, ao menos, pelo seu relato.

      • Essa semana vou consultar e ver o q acontece. Hoje meu dente estava doendo muito :\
        Esse dentista arrancou 2 dentes bons, disse que fazia parte do tratamento. No final desse tal “tratamento” ficou espaços enormes entre meus dentes… sabe o q ele fez? Raspou os dentes e colocou um tipo de resina e aumentou eles de tamanho pra não aparecer os espaços. E nem me consultou quanto a isso.
        Eu tento não odiar, acredite eu tento.

  199. Doutora, do meu dente de trás…
    No canto dele tem uma mancha amarela, que parece de dente podre… mas só no canto, o resto do dente é branco. Não tenho sintomas de dente podre, minha boca não fede, não doi esse dente, etc
    Só essa mancha horrorosa no canto do dente, que dá pra ver se reparar mto. Clareamento resolve o problema, doutora?

    • Rosa, seria preciso entender a razão dessa mancha. Pode ser uma cárie que remineralizou (regrediu), pode ser uma mancha ligada a algum hábito, alimentar ou não. Se ela é amarelada, é provável que o clareamento, sozinho, não resolva. Sugiro que você procure um dentista pra avaliar, quem sabe uma associação entre microabrasão e clareamento, resolva.

  200. Doutora, irei ao dentista terça feira…
    Bom, nesses dias que passavam não sangrou mais ao escovar os dentes, minha gengiva parece ter dado uma melhora. Digamos que uns 80 %. Uma vez por dia estou fazendo bochecho com Colgate periogard… Doutora vamos ver agora terça feira… gengivite é assim doutora, pode dar um quadro de melhoras uns dias e depois voltar? Ou os sintomas sao recorrentes?

    • Com a escovação, a tendência é do sangramento parar e da gengivite regredir. Mas é sempre bom que o dentista avalie pra verificar a presença de tártaro, pois o tártaro não é removível apenas com a escovação.

  201. Oi, Ana!
    Estava comendo uma parte do frango com osso. Quando dei uma mordida, senti uma pequena dor num dente da frente que foi feito canal há alguns anos. Fui olhar no espelho, ele estava um pouco afastado e sempre que mordia alguma coisa percebia ele um pouco mole. Levei alguns dias para ir no dentista. Quando fui, ele tirou um raio x e disse que tinha uma pequena rachadura vertical num dos lados da raiz e ele disse que o dente não está muito mole. Ele me encaminhou a uma dentista para avaliar melhor essa rachadura. Se tinha condições de colocar um pino e uma coroa. Ela falou que terei que fazer uma pequena cirurgia para tirar esse pedaço da raiz rachada, e só depois poderei colocar o pino e a coroa. Esse procedimento é correto? Não seria correto colocar o pino e a coroa mesmo com a rachadura? Já que não foi no meio da raiz.

    • De forma alguma, Rita. É preciso realmente remover o pedaço quebrado, até porque o pino não se fixaria num dente fraturado e certamente isso traria problemas futuros pra você.

  202. Doutora… não tenho gengivite… mas por que quando se escova o dente mto rapido sangra?

    • Rafaela, sangramento gengival espontâneo ou à escovação é um sinal clássico de gengivite. Então, me parece que você tem gengivite, sim. Procure um dentista pra avaliar e tirar a dúvida (e tratar, se for o caso).

  203. Doutora estava passando fio dental em um dente que fica depois do dente da frente e antes do canino… Só que o fio dental grudou nele, daí eu peguei uma tesoura e cortei um pedaço do fio dental, e o resto eu consegui tirar… só q o dente do lado desse q retirei o fio dental, senti ele se mexer levemente depois q tirei o fio dental… ficou um pouco, mas logo passou essa sensacao…
    Sera que irei perder meu dente? Será q ele amoleceu?
    Me ajude por favor.

    • Paula, provavelmente você forçou um pouco o dente e, nesse caso, é esperada certa mobilidade passageira. Não vejo razão pra você ter qualquer problema com o seu dente, mas se você sentir dor ou se achar que o dente está mole novamente, procure um dentista pra avaliar. Ainda, se o fio dental “prendeu” no dente, há uma possibilidade de cárie proximal (entre os dentes).

  204. Então doutora…
    Esse dente que “grudou” no fio dental, eu tinha mesmo uma carie nele, só que ela foi retirada a quase 1 ano atrás… e ficou a massinha… Obrigada por me responder a minha pergunta, to mas aliviada hahaha…
    Ce eu fosse de Curitiba te adotava como minha dentista :)

    • :)

  205. Doutora, se demorar pra tratar a gengivite se pega a periodontia em quanto tempo? To preocupada pq vou demorar umas tres semanas pra eu ir ao dentista ainda. Tem algo pra eu ir fazendo enquanto isso pra doença não piorar?

    • Denise, não é assim tão rápido pra evoluir de gengivite pra periodontite, dá pra aguardar DESDE QUE, nesse tempo, você faça uma higienização bem criteriosa. Se a sua gengiva sangrar durante a escovação, não é razão pra deixar de escovar, pelo contrário. Escove mais e o sangramento deve cessar (ou pelo menos diminuir) com o tempo.

  206. Olá Dra, tenho 41 anos e fiz uma documentação para um possível tratamento ortodôntico, pois visivelmente tenho os dentes inferiores desalinhados.
    Minha duvida é:
    1) Nesta minha idade ainda se tem sucesso no tratamento para mover os dentes de lugar?
    2) Caso seja preciso retirar dentes, poderei retirar os primeiros molares (já bem desgastados) ao invés de retirar os do siso, como de costume? Tenho medo de retirar os dentes e depois não ter sucesso no realinhamento devido a idade.
    Parabéns pelo trabalho e obrigada desde já.

    • Mary,

      1) Sem dúvida que sim! Veja: http://medodedentista.com.br/2011/04/aparelho-ortodontico-em-adultos.html Tratamentos ortodônticos podem ser realizados em qualquer idade. Só quando o tratamento é também ortopédico (envolve as bases ósseas, não só os dentes) é que a idade pode ser um fator limitante.
      2) É uma possibilidade, embora os primeiros molares desempenhem um papel fundamental na mordida. Mas isso certamente levaria a um tratamento mais longo, até que se fechassem os espaços das extrações.

  207. Olá Dra. Ana,

    Hoje fui a dentista fazer uma limpeza nos dentes. Quando cheguei em casa percebi que um dos meus dentes (um dos da parte frontal superior) estava com um risco, no começo pensei que fosse um fio de alguma coisa grudado mas quando passei o dedo percebi que o dente estava meio mole, mexi nos outros mas estavam firmes, só esse tava assim. Fiquei assustada, será que o meu dente tem alguma doença periodontal e a dentista não viu? Tenho 23 anos.

    • Damares, o dente inteiro está mole ou parte dele? Pode ser um problema periodontal (não uma doença periodontal generalizada, um problema local mesmo, até porque você é jovem) ou pode ser uma fratura (isso explicaria o “risco”). Sim, pode ser que sua dentista não tenha percebido. Enfim, o ideal é procurá-la pra uma avaliação específica desse dente.

      • Na verdade, Drª Ana, se eu pegar no dente eu consigo movê-lo de um lado para o outro. Em relação ao risco, creio que não seja uma fratura, penso (não sou especialista rs) que talvez algum instrumento que a dentista usou tenha feito o risco no meu dente pois não havia percebido esse risco antes de ir a dentista. E muito obrigada pela resposta, quem dera mais profissionais fizessem esse trabalho que a srª faz.

        • Se ele está mole mesmo, é essencial avaliar.

  208. Ola Ana, eu estou com problemas com um dente que esta mole por causa de tartaro, é possivel recupera-lo sem extrai-lo, antes de perde-lo ? Qual é o tratamento indicado nesse caso para não perder esse dente mole, to com muito medo de perde-lo.

    • Valeria, os dentes ficam moles, no caso de problema periodontal, quando ocorre perda óssea, ou seja, diminui a quantidade de osso em volta do dente para segurá-lo. Portanto, se o problema for tratado antes que ocorra muita perda de osso, é possível salvar o dente. Procure um dentista (periodontista) o mais rápido possível pra avaliar e tratar de acordo.

  209. Doutora, no meio do meu dente de trás tem uma mancha marrom bem forte, o que será isso? Não sinto dor nem incomodo.

    • Paula, pode ser apenas uma mancha, pode ser cárie, pode ser até tártaro. Pra ter certeza, só procurando um dentista pra avaliar.

  210. Tenho um dente permanente que quando empurro com a lingua ele se mexe, mas quando pressiono com os dedos eles são firmes.
    E agora, sera q ele ta mole ou não?

    • Agnaldo, certamente seu dente não está mole. É que os dentes não são fixos diretamente no osso, entre a raiz e o osso existe um conjunto de fibras chamado “ligamento periodontal”, que confere certo “amortecimento” aos dentes. E nossa língua é muito mais sensível a perceber esse “amortecimento”, por isso a sensação que você descreve. Mas claro, estou me baseando no seu relato. O ideal é sempre procurar um dentista pra avaliar clinicamente, pra tirar a “cisma”. ;)

  211. Doutora, lembra q te falei ha uns dias atras que estava com suspeita de gengivite? Então, fui ao dentista e estou com gengivite… ela me recomendou escovar mais e usar o fio dental direito (eu passava td errado) e uma limpeza pra tirar o tartaro. Tinha suspeita de uma mobilidade no dente, ela constatou q ele esta firme… Obrigada por responder… se vc fosse da minha cidade te teria como dentista ! Abraços bjs

    • ;)

  212. Doutora, estou tendo problemas com o fio dental, estou sentindo minha gengiva machucada, esta sangrando. Antigamente eu não tinha o habito de passar o fio dental, agora estou sentindo meio estranho sera por causa da gengivite?

    • Sangramento gengival é o sintoma clássico da gengivite. Quando você fala em “gengiva machucada” se refere só ao sangramento ou dói quando você passa o fio? Se dói, pode ser que você esteja usando o fio de forma errada. Converse com o seu dentista pra que ele oriente você sobre a utilização do fio, pode ser apenas uma questão de adequar isso.

  213. Olá, eu coloquei aparelho, mas comecei pondo o de cima como todos fazem. Mas meus 4 dentinhos de baixo sempre foram bem tortinhos, (os do meio) um deles é bem pra trás, chega me incomodar, de um tempo para cá notei que ele parece meio mole (pouca coisa). Mas os dentistas que colocaram meu aparelho nao disseram nada, será só uma bobeira minha? Ou devo comentar com eles quando voltar lá mes que vem? Ou dente torto é mais mole mesmo?? Obs: ainda não coloquei aparelho embaixo.

    • Marinna, provavelmente é só impressão sua, já que os dentes têm um certo “amortecimento” mesmo (eles não são fixados diretamente ao osso, existe uma série de fibras entre a raiz e o osso que causam esse efeito). Mas sim, você DEVE comentar a sua “cisma” com o seu dentista, pra que ele avalie e verifique se é só “cisma” mesmo.

  214. Oi Ana, então eu estava fazendo um tratamento para poder colocar o parelho tipo restaurações, tive que arrancar uma raiz de um dente de leite que tinha ficado e para poder finalizar tudo minha dentista disse que eu tinha q fazer 2 limpezas de tártaro, eu fiz porém depois de um ou dois dias eu percebi um certo “movimento” no meu dente quando eu passo a lingua nele, minha gengiva é rosada, passo o fio dental e escovo meus dentes 3 vezes ao dia… queria saber se esse “movimento” é normal ? Pois estou mto preocupada, não quero perder meu dente…

    • Letícia, os nossos dentes não são fixados diretamente no osso, entre a raiz deles e o osso existe uma série de fibras chamada de “ligamento periodontal”. O ligamento periodontal cria um efeito de “amortecimento” nos dentes, então, às vezes, pode haver essa sensação de dente mole. Em princípio é só uma sensação mesmo, mas se você perceber que isso persiste ou piora, converse com a sua dentista pra ela reavaliar e você tirar a “cisma”. Em princípio, não há razão alguma pra você perder o seu dente.

  215. Que nem eu tinha comentado, eu tenho gengivite e estou fazendo tratamento, estou na fase inicial. Achava que dois dentes meus estavam moles, e a dentista disse que estão firmes. Mas Doutora, tem um dente meu da frente que ao pressionar ele com o dedo eu sinto ele mexer como se estivesse um pouco mole, mas não a ponto de um dente que vai cair. Será que é normal ao pressionar o dedo sentir ele ir e voltar como se tivesse pouca coisa mole? Desde q a dentista disse q eu estava com gengivite tenho escovado os dentes e passado fio dental apos todas as refeições. Me ajude doutora, e me desculpe as vezes incomodar com algumas perguntas minhas, pois estou mto encabulada, ja me falaram q a gengivite pode fazer a pessoa ate perder o dente.

    Doutora mais uma pergunta: Em casos em que o dente realmente esta um pouco mole qual é o tratamento mais provavel pra isso?

    Outro detalhe que eu esqueci de acrescentar doutora, eu ja bati varias vezes o dente da frente. Mas batidas q não doeram e nem sangraram. Exemplo: tipo uma colher que bate no dente sem querer, as vezes ao passar fio dental bater o dedo no dente sem querer. Mas coisas assim q nunca doeram, nem sangraram e q n senti nada.

    • Denise, se sua dentista avaliou e não viu mobilidade, creio que você não deva se preocupar. A gengivite, em si, não faz os dentes ficarem moles, mas ela pode significar o começo de uma periodontite, quando problema começa a afetar a parte óssea também, além da gengiva. Quando a pessoa tem periodontite, aí sim, há chance de se perder os dentes. O tratamento periodontal consiste em raspagens, ou seja, em se remover o tártaro em volta da raiz dos dentes. As “batidas” que você relata são bem comuns, e não causariam amolecimento dos dentes.

  216. Doutora, eu continuando a escovar após as refeições e passando o fio dental e fazendo a limpeza q a Dentista receitou, essa sensação desse dente pode melhorar tirando os tartaros?

    • Sim, pode.

  217. Doutora, quando bebo agua gelada sinto uma sensação nos meus dentes da frente, eu meio q não sei explicar, parece q eles se mexem um pouco, mas logo passa, quando tomo agua sem gelo não acontece isso. O que pode ser isso? Sera sensibilidade?

  218. Doutora, desculpa mais uma vez estar tomando seu tempo, te fazendo minhas perguntas.
    E o seguinte: cheguei a conclusão q o meu dente da frente esta um pouco mole, porque meus outros dentes são mais firmes quando pressiono com o dedo. Estou passando fio dental, escovando os dentes, não é sempre que minha gengiva sangra ao passar o fio dental e escovar.
    Um exemplo: pode sangrar segunda, terça e quarta. Depois pode ficar uma semana sem sangrar e depois vir de novo. Mas aquele pequeno sangramento. Acredito que estou no estagio inicial, certo? Essa quinta estou com a limpeza marcada, tirar os tartaros, tirando os tartaros e tendo uma boa escovação mais fio dental, não relaxar mais, posso conseguir salvar esse dente? Ele pode endurecer mais novamente? Estou muito nervosa e insegura, pois acredito q sou mto jovem, apenas 21 anos e mt preocupada com a saude bucal.
    Outro detalhe a ser adicionado :
    Eu tenho uma trinca nos meus dentes da frente, mas que a cor é bem fraca, não dá pra notar quase, só se reparar muito e tiver uma claridade mt favoravel, e é pequena.

    • Sem dúvida que sim, Denise! Fazendo a remoção do tártaro e mantendo uma higienização adequada, não há razão alguma pra você perder o seu dente. A trinca que você possui não é um problema, em si, geralmente esse tipo de trinca se restringe ao esmalte e não compromete a estrutura do dente.

  219. Obrigada doutora por responder minhas perguntas :), vc me deixou mais tranquila :D
    Pena q não é minha dentista pessoalmente…

  220. Tenho 18 anos, meu dente da frente esta mole e doendo, já nao sei mas o que fazer, nao tomei pancada nenhuma, o que será???

    • Andressa, possivelmente há um problema periodontal, ou seja, não do dente em si, mas dos tecidos em volta dele (gengiva e osso). Procure um dentista pra avaliar o mais rápido possível, porque se for esse mesmo o problema, quanto mais cedo, maior a chance de você não perder o seu dente.

  221. Oi, meu nome é Isabela eu tenho 11 anos.

    • Oi Isabella, como posso ajudar você?

  222. Doutora, fiz a limpeza e estou mantendo uma boa higiene, fio dental mais escovação, e minha gengiva não sangra, esta saudavel agora. Só que me aconteceu uma coisa estranha essa noite, eu durmo durante a noite preocupada e meia nervosa com uns problemas. Durante o meu sono de manhã senti meu dente da frente se mexendo e fazendo barulho, acordei na mesma hora.
    Detalhe: eu não tenho bruxismo. Eu não sei o porque isso aconteceu, confesso que fiquei encabulada. Acordei porém sem nenhuma dor no dente. O que vc acha q pode ter acontecido? Será q isso pode ter amolecido mais o dente? Não cutuquei o dente pois fiz a limpeza e evitando mexer pra ve se ele recupera.

    • Denise, provavelmente você estava rangendo os dentes sim, mesmo não tendo bruxismo. Isso acontece quando estamos ansiosos, ou passamos por algum momento de estresse. Às vezes, até um sonho ou pesadelo pode nos levar ao ranger de dentes, sem que isso tenha consequências mais sérias.

  223. Comecei um tratamento geral nos dentes. Tenho um dente da frente que está mole, tirei raio-x da face toda, o dentista me disse que não tinha nada, será que não tem nada ? Ele falou que o dente vai endurecer com o tratamento.

    • José, dentes moles em adultos aponta para um problema periodontal (da gengiva e do osso que estão em volta dos dentes). Se o tratamento envolver a remoção de tártaro ao redor desse dente, ele deve “endurecer” de volta, sim.

  224. Nao sei mais o q fazer com dor de dente, como faço para arranca-lo, ele é permanente ???

    • Bruna, se você está com dor de dente tem que procurar um dentista! E nem toda dor de dente é motivo pra extração (a maioria não é), depende do caso. Procure logo ajuda e pare de sofrer.

  225. Usei aparelho durante 5 anos, faz uns 2 anos que tirei. Tive a gengivite so q agora estou curada. Só q meu dente da frente ficou um pouco mole, e eu notei q ele ta um pouco mais pra frente q o outro, q ta entortando. Eu poderei voltar a usar aparelho um dia? Ou é perigoso por causa desse dente? Esse dente deu uma entortada, pouca coisa mas me incomoda e mto.

    • Denise, se o problema periodontal (na gengiva e no osso que está em volta do dente, pela sua descrição vai além da gengivite) estiver totalmente controlado, sim, você poderá usar aparelho novamente.

  226. Fui passar o fio dental e nele estava com um pequeno laço engruvinhado que eu não vi na hora, eu passei eu senti um certo incomodo e sangrou (mas foi mt pouco).
    E o dente do lado do da frente, não sei qual numero é, doutora corre risco dele ter ficado mais mole?
    O sangue parece q o fio engruvinhado machucou, não parecia ser o da gengivite.

    • Denise, deixe-me entender: seu dente já estava mole antes? Ou não estava e ficou depois? Enfim, me parece que esse sangramento é resultado do trauma, e não de uma gengivite (embora você até possa estar com gengivite). Se o dente já estava mole, sim, pode ter ficado mais mole por causa do trauma. Procure um dentista pra avaliar.

  227. Bom… esse meu dente da frente antes mesmo da gengivite ele era duro, comia milho coisas duras e talz. Teve um dia que eu não sei porque eu encuquei que ele estava mole, ai eu comecei a ter uma mania compulsiva de cutucar ele. (não sei se por isso meu dente da frente entortou um pouco). Mas nada tbm que dá mt pra perceber.

    Uns meses depois descobri que estava com gengivite e tinha esse encucamento com mais dentes, e um dente que a dentista viu ela me disse que não tinha mobilidade. Mas esse da frente eu não tive coragem de pedir pra ela ver. Eu sei que atrás desse meu dente da frente tinha muito tártaro. Só que eu fiz a limpeza, desde desse dia eu não cheguei a cutucar mais ele. No dia a dia eu não sinto mobilidade (pode ser porque não mexo mais nele) mas durante o sono dependendo da posição eu sinto como q tivesse mole, fora isso nada. Eu não mastigo nada nesse dente.

    Antes do ocorrido eu já sentia ele um pouco mole, só não sei se amoleceu mais, na hora do tal “trauma do fio” ocorrido de ontem, ele chegou a sangrar mas mt pouco, e quando passei o fio de novo não chegou a sangrar. Caso ele esteja mole sem ser a gengivite, ela pode querer extrair o dente? Bom hoje eu não senti nenhuma dor no dente e nada como se n tivesse ocorrido ontem.
    Obrigada por responder minhas perguntas. Me alivia mto. Bj

    • Um dente mole está condenado à extração em 2 casos: quando o osso em volta dele é insuficiente para mantê-lo em posição (o que revela um problema periodontal, que é um estágio muito avançado da gengivite, digamos assim) OU quando há uma fratura de raiz (em alguns casos é tratável, mas é bem complicado). No seu caso não me parece ser nem uma coisa nem outra, então não haveria motivo pra extração. Mas é importante que a sua dentista avalie esse dente… pode ser só cisma sua mesmo mas, se não for, ainda dá pra tratar.

  228. Ola, um dia brincando meu irmão segurou minha mão, fui puxar, ele soltou e bateu no meu dente, ele ficou meio mole pode ser o q ?? Tem perigo de eu ficar sem o dente ???

    • Italo, quando esse tipo de coisa acontece é essencial procurar um dentista pra avaliar os danos. Pode não ter acontecido absolutamente nada, mas pode ter ocorrido um fratura, uma concussão, etc., e aí poderia haver consequências. Em princípio, pelo seu relato, nada me faz pensar que você vá perder o seu dente, mas sugiro fortemente que você peça pra um responsável levá-lo ao dentista.

  229. Ana, caiu a massinha do meu dente de trás e perto dele ta nascendo o do juizo, e quando sinto dor meus 3 dentes da frente embaixo doem mto, a gengiva fica inchada e da impressão que o dentes tao moles, o que será?

    Esse dente que tenho a massinha que caiu tive uma inflamação nele, onde começou com um machucado, dps saia pus e as vezes ate sangrava e depois que arranquei o dente fikou uma cicatriz na bochecha, nao sei como é chamado isso que tive.

    • Bruna, gengiva inchada e sangrante é sinal de gengivite. Se além disso os dentes estão moles, deve haver um problema periodontal. Procure JÁ um dentista, de preferência um especialista em periodontia, pra avaliar. Quanto antes, melhor. Quanto ao outro dente, me parece que você tinha um abscesso. A cicatriz é por fora da bochecha? Isso quer dizer que o abscesso em vez de drenar pus por dentro da boca, drenou (expulsou) por fora.

  230. Sim, doi e parece q ta mole pq ta doendoooo, mas dps qe passa fica normal ( tem alguma coisa que posso ta fazendo em casa pra aliviar a dor?)

    Sim, foi por fora da bochechaa, o dente inflamou e ficou machucado, so virou cicatriz quando eu fui arrancar o dente (normalmente eles falam que o dente saiu pra fora) pq so ficou cicatriz pq arranquei o dente inflamado. Eu fui ate ver pra fazer uma plastica simples mas o medico falou que tava perto do nervo e podia correr algum risco, tem alguma solução pra essa cicatriz?

    • Não arrisque… procure um dentista pra avaliar antes que seja tarde… não há nada a fazer em casa além de escovar muito bem os dentes (o que não é pouco). A única solução para essa cicatriz é a cirurgia plástica, infelizmente.

  231. Olá!
    Eu tenho 25 e tenho periodontite. Estou usando aparelho fixo pela segunda vez e uso escovas interdentais para higienização, só que acabei me machucando um dia com ela e como estava com a imunidade muito baixa por causa de uma gripe, acabou saindo uma ulcera na parte superior da gengiva… Quando fui a dentista para a manutenção do aparelho, ela ficou chocada, pois a minha gengiva estava muito inchada, logo foi tirado o arco para uma melhor higienização e ela pediu que eu procura-se um cirurgião dentista de confiança… Até tenho um, estou ha um mês correndo atras desse especialista e nada, sinto que um dos meus dentes está muito mole, quando eu toco na gengiva consigo sentir como eu estivesse mexendo no dente, atrás dá para ver que a gengiva está bem vermelha… Ando higienizando assim que me alimento. Estou morrendo de medo de perder o dente, mal consigo morder, os dentes inferiores acabam batendo no dente que está mole, me dá muita aflição. Como devo proceder? Quanto mais tempo passa pior fica. Me ajude.

    • Louise, na minha opinião, a primeira coisa que você deve fazer é interromper o tratamento ortodôntico. Não dá pra movimentar os dentes com uma periodontite ativa. Você precisa procurar um periodontista pra tratar a doença periodontal e, estando ela sob controle, pode retornar ao tratamento ortodôntico. Mas, nesse momento, não acho uma boa ideia ficar de aparelho (a não ser que o aparelho esteja servindo de “contenção”, ou seja, seus dentes não estiverem sendo efetivamente movimentados).

  232. Bom dia .
    Dra, fui no dentista, já tem um tempo que eu estava sem fazer manutenção.
    Resolvi me consultar, a doutora disse que estou com perda ossea, e realizou raspagem e uma limpeza aprofundada, e falta somente uma sessão de raspagem.
    Estou seguindo todas as orientações, escovando os dentes 3 vezes ao dia, sempre quando eu como algo eu escovo e passo o fio dental.

    Minha gengiva sangra muito… bem assustador…
    Tenho 3 dias seguindo essa orientaçoes, as gengivas melhoraram o sangramento, mas tem uns 3 dentes inferiores que ainda encontra com a gengiva dolorida. Dra., vai passar esse incomodo? E outra, corro risco de perder os dentes? Tem solução?
    Tenho 23 anos. Estou desperada!!

    Outra duvida: esses dentes que estão moles, se eu seguir a recomendação de sempre ta escovando e passando fio dental direto, sempre depois de me alimentar, os dentes tem como voltar a ficar firmes e fortes, voltar a calcificar??

    Obrigado Dra.

    • Maira, com as raspagens e a higiene adequada, o sangramento deve regredir, sim. Não acho que nesse momento você corra o risco de perder algum dente, até porque você procurou um dentista, me parece, na hora certa. A tendência, mantendo esses bons hábitos a partir de agora, é o problema se resolver e os dentes “firmarem” de volta (considerando que você não tenha tido uma perda óssea muito grande).

  233. Doutora, estou precisando de ajuda !
    Lembra meu dente da frente?
    Então, quando estou dormindo de repente eu acordo com ele dando um estalo, dando a impressão q ele ta indo pra frente (mas bem não pra frente) a sensação é como se eu tivesse apertando a boca pra dormir. Eu não consigo explicar, eu só sei q eu acordo com o estalo. E quando acordo não dá a sensação de dente mole e nem de dor. O que será que pode tá acontecendo comigo?
    Me da medo disso amolecer mais meu dente, eu não consigo explicar como eu faço isso a noite, eu sei q eu acordo com um estalo q me assusta. Tem como isso parar?
    Outro detalhe: minha gengiva esta saudável, eu usei aparelho 5 anos e tem uns meses q não ando usando a contenção pra dormir da parte de cima, e não consigo encaixar mais ela.

    • Denise, me parece que você tem bruxismo, que é o hábito de ranger os dentes (no seu caso, noturno). O ranger de dentes faz um barulhão mesmo, tanto que às vezes a pessoa chega a acordar (o “estalo”que você relata). Procure um dentista pra avaliar, se o hábito não puder ser removido neste momento (o que é complicado principalmente quando o bruxismo é noturno), pelo menos é possível usar uma plaquinha rígida pra dormir, de forma a proteger seus dentes do impacto e do desgaste que o bruxismo provoca.

  234. O curioso é que eu comecei com esse bruxismo de pouco tempo pra cá. Antigamente eu não tinha. É possível isso desenvolver só na idade adulta? Eu vou me consultar sim doutora, obrigada pelas respostas !

    • Sim Denise, é bem comum. Fatores psicológicos geralmente estão envolvidos na ocorrência do bruxismo, como estresse, etc..

  235. Ola,
    Doutora eu ja te escrevi, meu caso é o seguinte: ha alguns meses atrás senti uma dor no dente da frente e o sentia mole, fui ao dentista ele disse que tinha um abscesso e teria que fazer canal. Fiz esse canal, so que o dente continuou mole, te escrevi novamente vc pediu pra eu ter calma que ele ia endurecer, ai depois de umas 4 semanas comecei a mexer no dente e senti sim ele duro, so que muitas semanas depois, comendo milho, senti ele mexer um pouco e entao toquei nele e senti que esta mole mesmo, so que ele é assim, amolece e depois endurece. Ele ta bem durinho so que se eu comer alguma coisa e cai no espaço do lado dele, pronto, ja da uma amolecida. Ja chorei, me desesperei, fui novamente ao medico e a unica coisa que ele diz que é assim mesmo, que eu aguarde que vai ficar duro, me ajude, to muito triste, pois tenho um pouco de prognatismo, muito pouco, e estava fazendo plano de usar aparelho, so que com esse dente assim não vai dar !!!
    Mostre me uma solução!!!
    Desde ja te agradeço! Beijokas

    • Suzana, se a mobilidade desse dente não for muita e não houver um problema periodontal em curso (nos tecidos de suporte do dente, osso e gengiva), em princípio, dá pra usar aparelho, sim. Tudo depende da avaliação do seu dentista / ortodontista. Sugiro, apenas, que você procure não forçar o uso desse dente… milho é um alimento BEM duro (pelo menos se vier direto da espiga), então evite. É mais questão de bom senso, mesmo. Se o problema não é periodontal e apenas endodôntico (canal), com o tratamento feito, tudo deve se resolver.

  236. O q fazer ? Meu dente de tras quebrou e nem sangrou, o q é isso? Responda-me por favor, obrigado.

    • Se o dente quebrou, Adelson, a primeira coisa é procurar um dentista. O fato de não ter sangrado é um bom sinal, quer dizer que a fratura deve ser supra-gengival e que o nervo do dente não foi afetado (a não ser que o nervo já estivesse necrosado – “morto” – aí também não sangraria).

      • OLHA DOUTORA, MUITO OBRIGADO, GOSTEI DE SUA IDEIA, VOU PROCURAR O DENTISTA, E SÓ TENHO A LHE AGRADECER POR ESSA RESPOSTA, TOU FELIZ EM SABER QUE NÃO É NADA DE MAIS. VALEU, JEOVÁ DEUS TE ABENCOE. ;)

        • VALEU, EU SÓ PRECISEI OBTURAR O DENTE E FAZER LIMPEZA NOS DEMAIS, OBRIGADO MESMO, UM ABRAÇO!

          • ;)

  237. Doutora, irei marcar a consulta no dentista mas tenho uma dúvida.
    Caso meu dente esteja mole e não seja porque tive gengivite, qual tratamento possivelmente poderia fazer? E tem chances de salvar o dente? Eu ando mt nervosa. Obrigada a atenção.

    • Denise, se um dente está mole é porque, mesmo que o problema não tenha começado com uma gengivite, agora há envolvimento periodontal. Nesse caso, é preciso identificar a causa e tratar de acordo. A causa pode ser uma interferência oclusal (seria preciso eliminá-la), bruxismo (seria preciso proteger seus dentes do impacto do ranger, usando-se uma placa rígida pra dormir, por exemplo), problema de canal (seria preciso tratar o canal), etc..

  238. Obrigada doutora… vou me consultar e venho te dar a resposta do caso.

    • Ok, fico aguardando. :)

  239. Olá dra, há 3 dias cai e sofri uma pancada no dente incisivo lateral, nao sei se é assim que é chamado, mas o do lado direito do central, nessa pancada este meu dente ficou mole na hora! Fui ao dentista e la tirei raio x e ela avaliou meu dente e disse que por sorte a raiz do dente machucado nao tinha sofrido nada, botou ele no lugar e colocou uma contenção. Então minha pergunta é, depois disso meu dente voltará ao normal? Ele terá a mesma resistência que anteriormente? Muito obrigado.

    • Em princípio sim, Junior. Mas há uma boa possibilidade de ter que tratar o canal desse dente em médio prazo… é preciso acompanhar o “comportamento” dele. (o nome é incisivo lateral, mesmo ;))

  240. Como assim tratar do canal do dente a médio prazo?? Não entendi… obrigado de novo!!

    • Há uma possibilidade de que esse dente “dê canal”, digamos assim (o nervo pode necrosar, a raiz do dente pode começar a “sumir”, o osso em volta do dente pode começar a “sumir”). É preciso que o dentista acompanhe periodicamente pra verificar se isso não aconteceu. E, se acontecer, tratar o canal.

  241. Boa tarde,

    Dra, depois da ultima postagem minha, eu tinha realizado a 1 sessão de raspagem, já estou bem melhor e estou atenta à escovação, não esqueço, alem do fio dental.
    Sangramento já n tenho quando passo o fio. Mas sinto as vezes minha gengiva dolorida quando eu passo o fio dental, é normal? Doutora, em quanto tempo demora pros dentes ficaram novamente duros? Quantos meses e quantas semanas?

    • Maira, se o sangramento não persiste mais, isso é um ÓTIMO sinal. Significa que você está conseguindo fazer e manter a higienização. A dor ao passar o fio pode ser porque você está “forçando” um pouquinho… procure fazer a limpeza com bastante delicadeza, sem pressionar o fio diretamente contra a gengiva. Com relação ao tempo que demora para os dentes “endurecerem”, depende de quanto osso se perdeu… varia muito. Quando se perde mais osso, às vezes nem “endurece”… apenas não fica mais mole do que já está. Mas se o seu caso for brando, deve levar algumas semanas.

  242. Doutora, venho te dar uma resposta daquele meu caso. Lembra do meu dente mole?
    Então ele endureceu, e ta mais firme do que antes. Não tive mais sangramentos, to tendo higiene adequada.

    • Bom saber, Denise! \o/

  243. Boa noite Dra., não sei se tem uma forma melhor de dizer isso, mas tenho pânico de dentista. Sempre vou a consulta mas faço apenas limpeza e por medo não volto para tratar, no entanto apesar de algumas cáries e os dentes do ciso estarem bem cariados e terem entortado os dentes da frente, minha higiene é boa, sempre estou de parabéns. Só q essa minha enrolação esta me tirando o sono, pois meus dois dentes da frente superiores entortaram, como disse no início, e hj estou sentido meio sutilmente amolecidos (só percebo qdo passo a língua) e estou APAVORADA de acontecer algo ruim, marquei uma consulta mas só para semana q vem, mas estou desesperada se eu for morder algo e eles cairem. O q será q esta acontecendo com meus dentinhos? ???

    • Talita, se os dentes estiverem um pouco moles mesmo (e digo isso porque nem sempre estão – como os dentes não são fixos diretamente no osso porque há a presença de uma série de fibras entre a raiz do dente e o osso que oferece um “amortecimento” – muitas vezes a pessoa confunde esse amortecimento com mobilidade), certamente há um problema periodontal em curso. Pode ficar tranquila, seus dentes não vão cair se você morder alguma coisa, mas é OBRIGATÓRIA a avaliação de um dentista. Isso porque problemas periodontais (no osso e na gengiva) só podem ser controlados se o diagnóstico for precoce… senão, não há o que fazer e a perda dentária é inevitável. Por outro lado, quando se intervém cedo, a doença periodontal é totalmente controlável. Ou seja: compreendo o medo e a ansiedade, mas é hora pensar na sua saúde. Pode ser que não seja nada do que eu estou falando, mas apenas a “impressão” que eu citei. Mas pra quê arriscar, né?! Fico aqui na torcida pra que você vença o medo e, se puder ajudar, estou à disposição.

  244. Boa noite, Doutora. Há oito meses fiz um canal em um molar e desde então sinto uma leve dor, uma pressão dentro dentro dele quando mordo mais forte e ele parece estar amolecendo. Não fui ao dentista até agora porque ainda tinha esperanças de ele endurecer. Não está mole a ponto de cair, mas balança um pouco. As vezes tenho impressão de que ainda tem alguma coisa dentro dele [?], vou marcar uma consulta o mais rápido possível, mas estou preocupada, com medo de perder o dente. Gostaria de saber se pode ser algo sério. Agradeço desde já pela atenção ^^

    • Anna, uma possibilidade é que esse dente esteja um pouquinho mais “alto” que os outros, tanto por causa da restauração que deve ter sido feita depois do tratamento de canal quanto por um certo “inchaço” que ocorre lá na pontinha da raiz, causando um contato prematuro (o dente “bate” nos outros antes dos demais), o que explicaria o seu dente ter certa mobilidade. De qualquer forma, o ideal é procurar seu dentista pra avaliar. Caso seja esse o caso, basta fazer um pequeno ajuste oclusal (desgaste), o que é rápido e deve resolver o problema, ao eliminar o contato prematuro.

  245. Dra. tenho uma dúvida cruel: Há 1 mês fui atropelado e fui de boca no chão, quebrei 3 incisivos superiores (11, 12, 21), o 21 foi só a pontinha, os outros dois foram 30% do dente lixado pelo asfalto, porém, não senti dor em momento algum, até agora (só sensibilidade), fui a um cirurgião-dentista e com autorização do bucomaxilofacial fiz as restaurações, porém, tirei um raio-x que levei ao cirurgião-dentista e ele disse que provavelmente NÃO farei tratamento de canal, mas só quem poderia dizer é o bucomaxilo, que vou levar o RX pra ele semana que vem, só que já tem 1 mês do ocorrido e os dentes estão moles, não consigo empurrar com a língua, mas se fizer um esforço com a mão, ou tocar com os dentes de baixo, percebo que o dente se desloca pra frente, todos os 3, e isso me preocupa por causa do tempo que, mesmo utilizando eles pra me alimentar, estão moles, se nesse tempo (que não parei de utilizar eles) já era pra ter fixado os mesmos? Acha que devo ir a outro bucomaxilofacial para ter um diagnóstico mais certo? Lembrando, não sinto dores!

    • Rafael, dado o trauma, esse amolecimento é esperado. Se não há necessidade de tratamento de canal nem de esplintar (colar um fio pra segurar os dentes), é um ótimo sinal: os dentes certamente vão “endurecer” de volta, mas isso pode levar algumas semanas. Esse tipo de diagnóstico pode ser feito por qualquer dentista, não há necessidade de ser especialista em cirurgia bucomaxilofacial.

  246. Doutora, eu estou com uma pequena preocupação.

    Há 3 dias extraí o meu segundo molar inferior do lado direito, porém estou sentindo o primeiro molar um pouquinho sensível, sinto a sensação de que está mole. Então, corre o risco de cair o dente ou ele pode ter quebrado no momento em que arranquei o segundo molar ou é a minha imaginação fértil? rs
    Estou muito preocupado, como se já não bastasse extrair um dente, só me faltava perder o dente vizinho.

    • Arthur, fique tranquilo, seu dente não vai cair. O que ocorre é que ele serviu de apoio na hora da extração, então foi colocada uma força grande sobre ele… por isso a sensibilidade (e até uma certa mobilidade). Mas isso é bem comum, e deve passar de forma espontânea. É muito improvável que tenha ocorrido algum tipo de fratura nesse dente.

  247. Doutora, sou a Denise lembra de mim?

    A gengivite voltou em mim, e esta sangrando muito num dente meu de trás, eu confesso, me descuidei e deixei de usar o fio dental. Irei ao dentista de novo, mas minha consulta é so daqui 1 mes e meio, pq ela é mt ocupada. Se eu passar o fio dental e escovar, o sangramento pode diminuir até eu ir la? Me ajuda por favor… ai q vergonha, mas realmente eu tava passando por mtos problemas pessoas e relaxei…

    • Oi Denise! Sim, se você caprichar na higienização a gengivite deve diminuir, consequentemente, o sangramento.

  248. Oi, o dente da minha mãe saiu inteiro da boca e ficou um buraco enorme, qual o risco? O que tenho que fazer? Obrigada.

    • Caroline, em pessoas adultas, dentes não caem. Se o dente da sua mãe chegou a cair inteiro (coroa + raiz) é porque ela deve ter um problema periodontal (nos tecidos de suporte dos dentes, gengiva e osso) bem sério. Se foi só a coroa que caiu, ela pode ter simplesmente quebrado. Nos 2 casos, é obrigatório procurar um dentista pra, pelo menos, fazer os procedimentos de urgência (limpar o local ou fazer um curativo na raiz, se ela ainda estiver lá). O risco é o de se manter um foco de infecção no organismo, que pode deixar de ser só local (em boca) e ir pra outros locais do organismo.

  249. Boa tarde, Doutora,

    Novamente eu, olha eu aqui.
    Doutora, eu tenho problema, a minha dentista disse que eu tenho que fazer uma cirurgia bucomaxilar, a minha classe ela falou que é classe III. Dra., será que é necessario eu fazer realmente essa cirurgia? Eu tenho um queixo comprido e outra, os dentes não são normais, o superior esta mais a frente do inferior, e o meu é o inverso!

    Estou preucupada, pois ela falou que eu tenho que fazer para finalizar o tratamento ortondontico.
    Mas enfim, meu receio é que eu tenho o plano de saude, mas me falaram que essa cirurgia não é coberta =/

    • Maira, você não é obrigada a fazer essa cirurgia. Por outro lado, se não fizer, vai ter que se satisfazer com o resultado obtido com o aparelho até agora. É uma questão de você decidir o que quer. Quanto ao plano, depende muito… geralmente não tem cobertura, mesmo (porque é plano médico, e a cirurgia é feita por dentista), mas é questão de você se informar.

  250. Há um ano e meio estou com o aparelho sem manutenção. Eu escovo os dentes todos os dias, mas ainda assim formou um pouco de tártaro… Por questões financeiras, meus pais não puderam pagar a remoção e isso foi enrolando durante esse tempão. Mas agora to com medo porque há um tempo minha gengiva está meio inchadinha, sangra as vezes, principalmente quando escovo, e tô notando alguns dentes muito instáveis, não moles a ponto de cair, balançarem muito ou soltarem, mas dá a sensação que mexem um pouco. Fico com medo de ser periodontite e de perdê-los…

    • Mariane, procure um dentista (nem que seja outro) e remova o aparelho. A presença dele dificulta bastante a higienização e aumenta bastante as chances de cáries, gengivite e outros problemas. Do jeito que está, sem manutenção, não há benefício nenhum pra você em manter o aparelho (pelo contrário). Você não disse sua idade, mas me parece que você é jovem, e em pacientes jovens o controle da periodontite é muito mais fácil, se for o caso. Enfim, o conselho é: remova o aparelho e faça uma avaliação pra verificar se você tem gengivite, periodontite ou qualquer outro problema, pra tratar de acordo.

      • Doutora, obrigada por me responder. Eu realmente ando muito preocupada com isso. Nas últimas semanas nem dormir ou comer direito por pensar demais nisso consigo. Pra “ajudar” ainda acabei me machucando com a escova de dentes e até hoje não sarou. Já marquei uma consulta, mas ainda vai demorar para chegar o dia.
        E não sou tão nova assim, acabei de fazer 19.
        Meus dentes só estão instáveis e as gengivas inchadas. De tanto pesquisar acabei encontrando casos piores como dentes alongados e separados… Qual você pensa que será o provável tratamento e a chances de dar certo, se for gengivite mesmo ou até uma doença periodontal?

        • Mas 19 anos ainda é nova, principalmente em se tratando de problemas periodontais. O tratamento padrão são sessões de raspagem (pra remoção de tártaro, supra e/ou subgengival, quantas forem necessárias) e a manutenção da higiene bucal que, sem o aparelho “atrapalhando”, é muito mais fácil. Procure ficar tranquila, é improvável, pelo seu relato, que seus dentes estejam correndo risco imediato… mas tenha em mente que quanto antes você procurar atendimento, melhor. Melhor “não dar chance para o azar”, né?!

  251. Doutora, uso aparelho há algum tempo e meu dente canino está mole. Li seus comentários e a sua matéria. Gostaria de marcar uma hora em seu consultório. Há possibilidade de ser atendida pela senhora?

    • Em que cidade você está, Rosa?

  252. Doutora, quando ha perda ossea em um dente o que é que acontece? Quanto tempo esse dente dura?

    • Maira, o osso em volta do dente serve justamente para mantê-lo “em pé”, em posição. Quando o osso vai diminuindo, o dente perde sustentação… portanto, fica mole. Se esse processo de perda óssea não for interrompido em tempo, a pessoa pode até perder o dente. E esse dente, em si, pode ser totalmente saudável, sem problema nenhum, só não tem onde “se segurar”.

  253. Doutora, quando acontece esse caso, quando o dente esta bom mais não tem onde se segurar, enfim, tem como fazer um implante com o mesmo dente ou não?
    Estou meio preocupada, tenho dois dentes meus inferiores que não voltaram a ficar firmes, mas tambem não tao muito moles, só se eu tocar ai dá pra sentir, mas estou seguindo a orientação, escovando 3 vezes e passando o fio dental 3 vezes tb.
    Estou com medo desses 2 dentes não voltarem a ficar 100 % duros. Os outros dois que eu tinha de julho pra ca eles ficaram 100% duros, só que esses dois ainda não. Dra. será se eu tomar mais leite ajudar calcificar mais rapido? Ou esses que ainda não calcificaram vão se calcificar ou não? Já fiz 02 seçoes de profilaxia, tem algum tratamento além desse?

    • Não Maira, não tem como reimplantar um dente, mesmo que ele esteja bom. É que o problema não é o dente, mas a gengiva e o osso. E não, essa perda óssea não tem nada a ver com falta de cálcio, então tomar mais leite não ajuda. O tratamento é esse mesmo, profilaxia, raspagem, até que o dentista julgue necessário. Talvez esses seus 2 dentes continuem com essa mobilidade, nem sempre o dente “volta a endurecer” (porque depende de quanto osso se perdeu), mas o importante agora é que o problema seja controlado e a mobilidade não aumente.

  254. Olá Ana, boa noite.

    Semana passada fui ao dentista e fiquei bastante surpresa, pois ele me disse que dois dentes da frente inferiores estão moles, perguntei se tinha alguma razão, e ele me disse que provavelmente estou com bruxismo, mas acredito que não seja só isso. Há 1 ano atrás removi 2 dentes do ciso, um superior e um inferior, falta um inferior que deixei para remove-lo final do ano agora, o que eu percebi é que nessa área que existe os dois dentes moles, meus dentes deram uma “entortada”, queria que você desse sua opinião na minha historia, se o ciso tem culpa, bruxismo ou qual seria o porquê dos meus dentes estarem moles e tortos. E meu medo que acabou virando uma paranoia é desses dois dentes moles venham a cair, pois só volto no dentista daqui 1 mês, quando vou para minha cidade. Aguardo seu contato :)

    • Mayara, dente mole é sinal de problema periodontal, ou seja, nos tecidos de suporte dos dentes. Os sintomas que você descreve (mobilidade e “entortamento”) são sinais disso, também. Os seus sisos certamente não têm nada a ver com a história. A questão é: o que está causando o problema periodontal? Por ser tão localizado, 2 dentes apenas, possivelmente é por uma sobrecarga neles… aí a sugestão de bruxismo que o seu dentista fez, faz sentido. Combinado ao bruxismo é possível que haja contatos prematuros, ou seja, esses dentes estejam tocando nos do arco oposto antes dos demais… e aí, mais sobrecarga. Enfim… seus dentes não vão cair em 1 mês, pode ficar tranquila, mas é preciso investigar a causa e tratar de acordo (controlar o bruxismo, fazer um ajuste – desgaste – oclusal, etc.). Fazendo isso, a tendência é dos seus dentes ficarem firmes novamente.

      • Obrigada Dra. Ana, fiquei um pouco mais tranquilizada com sua resposta! O meu único medo é o tempo que esses dentes estão moles! Ontem fiz uma panoramica e uma periapical dos dentes da frente! Uma dentista amiga da família que pediu, já que não tem como eu ir à minha cidade agora, ela pediu os exames pra dar uma analisada, e se realmente for caso urgente eu vou atrás de algum dentista em Curitiba mesmo. Assim que souber o resultado dos exames eu te comunico :) Muito obrigado pela atenção!

        • Por favor, fico aguardando notícias. :)

          • Coloquei aparelho ontem e meus 4 dentes da frente parecem que estao bambos, isso e normal ou não ?

          • É sim, Matheus. Seus dentes já começaram a se movimentar, por isso essa sensação. Mas ela é completamente normal nessa fase.

  255. Ana, eu bati meu dente e ele ficou mole, porem passou um tempo ele ficou duro, só que escurecido ? =\

    • Marcos, possivelmente o seu dente necrosou, ou seja, o “nervo” dele morreu. Se for isso mesmo, seria necessário tratar o canal. Procure um dentista pra avaliar.

      • Obrigado Ana, irei procurar um dentista ;)
        Bom trabalho…

  256. Doutora, esses tempos tava sentindo gosto de sangue na boca, fui escovar os dentes e saiu muitoo sangue (como se eu tivesse perdido um dente) saiu MUUUUUITO sangue mesmo. Não tinha tido nenhum acidente e meus dentes tavam normais. Isso ocorreu num dia só, nos outros dias não teve esse sangramento e to até hj sem sangrar nada… Será gengivite? Fiquei encabulada com o tanto de sangue que saiu… não é aquele pouquinho que vc gospe…
    Será que dá tempo de salvar meus dentes pra que eles não amoleçam? Já vi amigos com gengivite com sangramento pouco, não muito como o meu, por isso estou com medo, e o q me assusta o fato de ter ocorrido um dia só isso. Me ajude por favor… tenho 22 anos.

    • Realmente Claudia, é bem incomum o sangramento abundante em caso de gengivite. Mas a gengivite, embora possa representar o começo de um problema mais sério, ainda não atinge a parte óssea, que efetivamente “segura” os dentes. Então, considere esse sangramento um “aviso” de que é hora de procurar um dentista e evitar que essa gengivite progrida para uma periodontite, essa sim ataca os tecidos de suporte dos dentes, levando ao amolecimento e, sem tratamento, à perda deles. De preferência procure um periodontista.

  257. Sou a Claudia, lembra de mim? Mandei a pergunta dia 26 de outubro… Doutora, tenho um dente da frente que eu tenho impressão dele estar mole, tipo quando eu pressiono ele com o dedo… eu sinto que ele mexe um pouco e estala, mas não consigo mover ele pra frente e pra tras, quando pressiono so consigo mover ele pra frente, eu sinto que ele mexe e tem um movimento, mas não como se o dente fosse sair. Mas da pra notar o movimento. Será que ele ta mole?
    Fui marcar o dentista, ela só podera me atender em dezembro devido às férias dela, será que tendo uma boa higienização posso evitar que agrave mais o problema? Que se o dente estiver mole nao fique mais e nao faça amolecer outros devido a ela poder me atender so em dezembro? Obrigada por responder minha 1 pergunta.

    • Claudia, a questão é avaliar se esse dente está mole MESMO ou se essa mobilidade é normal… porque os dentes não são fixos diretamente no osso, entre a raiz deles e o osso existe uma série de fibras chamada “ligamento periodontal”, o que oferece uma espécie de “amortecimento” para os dentes… o que explicaria esse movimento. Enfim… seria bom que outro dentista verificasse isso mas, independentemente de ser um problema ou não, mantenha uma boa higienização.

  258. Anaa, o o meu dente da frente deu uma kebrada, fikou faltando um pedaçinho, o que posso fazer?

    • Procure um dentista pra restaurar, Bruna. Dá pra reconstruir com resina, e fica igual ao resto do dente. ;)

  259. Doutora, me ajuda a entender um problema…
    Eu já tive alguns bruxismos, mas foram poucas vezes, não tenho esse habito…
    Mas sempre quando tenho, costumo acordar… pois escuto estalo e sinto o dente se movimentar ou apertar…
    Ai que esta Doutora, de uns dias pra cá ando sentindo um estalo forte vindo na minha boca, um barulho grande, porém não sinto nenhum dente andar… é estranho… e quando acordo não sinto dores de dente… que pode ser isso? Não consigo entender o que provoca esse barulho… se nessa vez eu não escutei movimentos dos dentes…
    Vale a pena ressaltar também que ando sentindo muita sensibilidade… como se o dente tivesse ardendo… geralmente quando abro a boca e falo, eu sinto esse pequeno incomodo, mas não é sempre no dia… e com a boca fechada nem essa sensibilidade eu sinto… obrigada doutora, e desculpa pelas mtas perguntas ^^

  260. Então Doutora, ontem… quando estava dormindo eu ouvi o estalo alto, ai quando eu acordei uma parte do meu rosto estava um pouco inchada, porem depois de umas horas passou. E hoje pela manhã, eu estava dormindo de frente e ouvi o estalo… ai eu acordei e fiquei um pouco assustada e fui dormir e troquei de posicao da cama e dormi de lado… eu ouvi um estalo maior AIIIINDAA e tao alto… acordei, fui escovar os dentes, quando fui passar a escova nos dentes da frente, deu um estalo neles… e não escovei forte e nada que os provocasse… ai eu conferi eles, e aparentemente normais com nenhuma mobilidade anormal que eu achei que fosse provocada pelo estalo.

    Então, eu to muito confusa com a possibilidade de um bruxismo ou problemas mesmo de atm… (ainda mais que ja tive uns bruxismos antes e poucas vezes). Doutora o que vc acha de tudo isso sobre meu relato? Já aconteceu de ouvir casos parecidos tipo o meu? Eu to com muito medo de dormir a noite… tudo isso anda acontecendo esse ano, e algo recente… to assustada…

    Vale a pena ressaltar que eu li o seu texto sobre o assunto que vc me mandou e ontem antes deu pegar no sono eu tive uma dor forte de cabeca… o que pode ser sintoma disso, um estalo na articulacao da mandibula, mas to mt confusa doutora… n sei o que ta acontecendo… o q acha? E obrigada por responder minhas perguntas… vc n sabe como q conforta a gnt.

    • Esse tipo de sintoma não é muito comum não, Claudia… as possibilidade que eu vejo para esses “estalos” são que eles sejam articulares (como mencionei anteriormente) ou que representem um problema periodontal (nos tecidos de suporte dos dentes, osso e gengiva). Mas você não relata mobilidade dentária…

      Eu acho que não adianta você ficar em casa ansiosa e assustada. Procure um dentista pra avaliar isso clinicamente, talvez com uma explicação mais detalhada do problema ele consiga determinar a real origem do problema. Senão, a gente vai ficar aqui “achando” apenas… ;)

  261. Obrigada pela resposta doutora…
    Eu irei procurar um dentista sim, meus dentes da frente era o que eu estava desconfiada, de alguma mobilidade, lembra que eu mandei a pergunta a vc? Mas não senti uma mobilidade a mais no dente que não fosse aquela de antes sabe, sentida a primeira vez antes do ocorrido…
    Hoje de manhã senti meus dentes da frente batendo como se fosse em algo duro e ouvi maior barulho.
    Estou mantendo uma boa higiene de fio dental mais boa escovação… irei no dentista e quando eu tiver a resposta eu te dou um esclarecimento do meu caso, sobre o que esta acontecendo comigo. Obrigada por sempre responder as perguntas e ser tao atenciosa.

    • Por nada, Claudia. Fico feliz em ajudar. Aguardo notícias, então. :)

  262. Olá Ana, estou muito preocupada sabe, não sei se é impressão minha mas faz uns dias que percebi que meus dentes estão com uma certa mobilidade, não dá pra notar quando toco com os dedos, nada fora do normal, mas quando passo a lingua, sinto com se mexessem (pouco), tbm estou com a gengiva um pouco vermelha, não sangra, até já fui ao dentista mas ele não falou nada sobre isso, vou semana que vem de novo para me informar… mas queria saber sua opinião, devo me preocupar? Por que já estou doidinha da cabeça.

    • Jozelma, pode ser impressão sua e também pode ser gengivite ou periodontite em fase inicial… difícil dizer ao certo sem um exame clínico. Mas se seu dentista já avaliou e não chamou atenção para o fato, eu não me preocuparia. Os dentes podem se mexer um pouco mesmo, porque eles não são fixos diretamente no osso, existem fibras entre a raiz deles e o osso chamadas de “ligamento periodontal” que fornecem um certo “amortecimento” que pode dar essa sensação de mobilidade. Continue atenta e, se você perceber alguma mudança no quadro (mais mobilidade, sangramento), procure seu dentista pra reavaliar.

  263. Obrigada pela dica, semana que vem vou voltar ao dentista. E quanto a essa inflamação, como eu devo escovar os dentes? Por que a gente fica com um pouco de medo de escovar e acabar retraindo a gengiva!

    • Pode escovar normalmente, apenas com cuidado pra não machucar se estiver doendo.

  264. Obrigada, quando eu for ao dentista proxima semana, eu digo o que ele me falar, até mais :)

    • Ok, aguardo notícias. :)

  265. Boa noite Dra. Ana
    Estou preocupada… Hoje após comer uma maçã meu dente da frente em cima bambeou um pouco, senti ele movendo um pouco para frente. Como está de noite, não consegui marcar nenhum dentista para hoje mesmo. Se for luxação dá para esperar até amanhã e tem alguma coisa que posso fazer caso sinta dor? Dá pra saber se precisarei fazer cirurgia de canal?

    Obrigada.

    • Difícil dizer sem um exame mais criterioso, Paula. Pode ter sido só um “susto” sem maiores consequências e nem necessidade de tratamento. Assim que der, procure um dentista pra avaliar.

  266. Doutora, nao sei se é impressão minha, mas meus dentes da frente estao um pouco moles. Eu uso aparelho, e nesta semana fiz uma cirurgia de frenectomia labial superior. Gostaria de saber se essa mobilidade é normal ou nao. Quanto tempo demora para estabilizar essa mobilidade (é pequena, apenas quando aperto em frente ao espelho com o dente inferior que vejo)? Tenho que tomar alguma especie de remedio? Nao sinto dor nenhuma no dente, so um pouco de sensibilidade quando tomo algo gelado. Passei em dois doutores diferente, e eles disseram que poderia ser normal.
    Estou preocupado… Ha motivo para eu ficar realmente preocupado ?

    • David, a própria movimentação ortodôntica pode deixar os dentes com uma pequena mobilidade generalizada, mas que é “normal” dadas as circunstâncias. Pelo seu relato, me parece ser esse o caso, portanto você não precisa se preocupar. Isso deve permanecer por todo o tratamento, pois os dentes se movimentarão continuamente. Fique atento e, se você perceber que essa mobilidade aumenta, chame a atenção do seu dentista para o fato.

      • Doutora, fui ao dentista novamente, agora somente um dente esta mole… O dente que esta tocando com o dente de baixo… Na terça feira 17/12 eu coloquei dois ferrinhos atras do dente da frente, para consertar minha mordida… Eu percebi que quando escovo com um pouco mais de força, sangra pouco e logo cessa, e quando passo fio dental nao sai sangue rs. Acho que é a intensidade da força que estou aplicando da escova… Estou usando agora Sensodyne e Colgate Sensitive pro alivio, com a escova de tufo, e escova intertufo. Uso fio dental e Listerine a noite antes de dormir… Minha escovação foi de 10 a 1000%, sinto meus dentes bem mais saudaveis. E nao sinto dor alguma ao comer com o dente da frente (faço alguns testes pra ver se piora a mobilidade). Não sei se fico tranquilo ou preocupado… mas estou vendo melhora no meu caso. A doutora me informou que minha mordida estava pegando no bracket de baixo. Enfim, me diga doutora, ha motivos para me preocupar ainda ? E essa mobilidade, ja era para ter cessado? Pode ser que demore alguns meses para cessar ? — Outra coisa é que perguntei a ela se tinha periodontite rs e ela me disse desta forma “Voce nao possui nem tartaro, fique despreocupado”. Não sei se fico tranquilo ou não.

        Outra duvida, li muito sobre perda ossea… quais os sintomas ? Minha gengiva esta saudavel, pelo menos é o que me parece. Tartaro é a mae dos problemas, é dele que surge a periodontite ?

        • David, se sua dentista não viu tártaro, pode ficar tranquilo. Sim, é ele que causa a periodontite, principalmente quando entra por baixo da gengiva. Se você não tem tártaro, está seguro ;). Quanto ao dente com mobilidade, a causa parece ter sido um contato prematuro, mesmo (o dente pegando no bráquete). Isso solucionado, o dente vai voltar a “ficar duro” novamente. Isso pode levar alguns dias / semanas.

          • Doutora, caiu a contençao do dente. Agora ta dando contato com o dente que ta mole, e nele ainda ha uma contençao… Meu dente ainda ta um pouco mole. O que devo fazer ? Poxa eu to ficando muito preocupado. Quero ver ele bom de novo logo, doutora. Devo me preocupar doutora ? Ainda nao sinto dor, so quando como algo e faço força com o dente para rasgar (exemplo: comendo carne).

          • Que contenção, David? Você disse que usava aparelho (tanto que o dente mole estava pegando em um bráquete). Me explique melhor essa história, tô confusa. ;)

          • Uma outra duvida, isso pode se agravar doutora ? Pode durar meses ou ano pra normalizar ?

          • Se não há tártaro, não deve se agravar. Já se a causa é um contato prematuro, é importante removê-lo.

  267. Olá, eu e minha prima estavamos nos maquiando, ela me maquiando, ai do nada eu bati minha boca na testa dela, minha gengiva saiu sangue, lavei e botei um algodão, ai lá fico roxa, e agora a roxidão sai com um tempo ?

    • Camila, se for só o roxo da pancada, sai com o tempo, sim. Você sente algum dente mole ou dolorido? Seria bom procurar um dentista pra avaliar.

  268. Eu bati meus 2 dentes da frente e eles estão moles, E AGORA?

    • Gabriel, é preciso procurar um dentista pra avaliar se houve algum dano mais sério. Seus dentes podem estar moles por causa da batida, em si, ou por causa de uma fratura de raiz, por exemplo. No primeiro caso, a tendência e deles “firmarem” novamente, mas algumas vezes é preciso colocar alguma contenção pra ajudar nisso e, outras, tratar também os canais. Em caso de fratura de raiz é mais complicado, mas só porque o dente está mole não quer dizer que isso tenha acontecido… sejamos otimistas. Portanto, assim que der (o mais rápido possível), procure um dentista pra avaliar.

  269. Obrigado, segunda irei ao dentista.

  270. Desculpe doutora, é que eu nao sei o nome, é algo que se cola atras do dente para nao ter contato um com o outro de baixo. Eram nos dois da frente, em um caiu e agora o dente que estava mole esta com um pouco de contato. Eu uso aparelho sim, me desculpe… Como disse isso pode demorar meses ? Ou ano ?

    • Imagina David, você não é obrigado a saber o nome… é que eu não entendi bem a situação, porque “contenção” se usa após a remoção do aparelho. Na verdade você tem um “levante”. Nesse caso, se 1 deles caiu, é importante recolar o outro… senão fica muita força sobre um dente só, o que causa um contato prematuro. Isso resolvido, o dente deve levar pouco tempo pra “firmar”, alguns dias / semanas.

      • Doutora, muito obrigado por me tranquilizar.. .
        Estou ainda com o levante, e estou sentindo minha mordida mudar cada semana… rsrs acho que isso faz parte do processo.
        Enfim, estou muito mais tranquilo, minha escovaçao esta saudavel e o dente tem a pequena mobilidade que nao da pra sentir nem perceber, a qual voce me relatou é a do proprio aparelho. Muito obrigado por tudo mesmo.

        • ;)

  271. Olá Dra. Ana.
    Há alguns anos fiz um canal no dente da frente, e já tem quase um mes que saiu uma bolinha (do nada) bem em cima dele, e essa bolinha as vezes sai pus. ;/ e dói e lateja :S . O que pode ser? Meeedo!

  272. Eita pega, o negocio é serio mesmo! o.O Tipo assim, Drª, essa bolinha, se continuar assim o dente pode CAIR ? :/// Mesmo que ela não doa, não incomoda, nunca deu febre… nem nada? Vai ter q refazer o canal? :S

    • Não, não é o caso do dente cair (isso só aconteceria num caso extremo, com MUITA destruição óssea em volta do dente por causa da infecção). A infecção pode persistir mesmo sem dor, incômodo ou febre, mas nunca é uma boa ideia manter uma infecção no organismo apenas pela ausência de sintomas. Retratar o canal é uma possibilidiade, vai depender da origem do problema (que talvez seja outro, só avaliando pra saber).

  273. Vixiii! Pelo jeito vou ter que deixar o medo de lado e ir no dentista ver o que é isso ~~ . A senhora me deixou encabulada com a possibilidade do -> CANAL <- ://
    Mais mesmo assim, obrigada por me responder e tirar um minhas dúvidas. (:

    • Por nada, Ana. Mas por enquanto estamos só supondo, é preciso avaliar, mesmo.

  274. Eu tenho 20 anos e o canino direito de leite. Quando coloquei aparelho fixo fiz o raio x e nele mostrou que o meu canino permanente ainda nao estava formado e não estava na posição correta, ele estava no céu da boca! Então optei por usar o aparelho fixo… usei por um ano e seis meses e o retirei semana passada e desde ontem sinto que meu dente de leite esta mole, ele não esta molenga apenas nao esta muito firme caso mexa nele. E eu gostaria de saber se isso é normal. Obrigada.

    • Raissa, considerando a sua idade é esperado que o dente de leite não esteja assim tão firme. Dentes de leite não têm estrutura pra ficar muito tempo em boca, então a probabilidade de um dia amolecerem e caírem é grande (mesmo que não haja o dente permanente pra substituí-los). Aos 20 anos a probabilidade do seu canino nascer espontaneamente é muito pequena. Se você não pretende tentar um tracionamento (“puxar” o dente pra fora), a solução seria um implante (ou outro tipo de prótese).

  275. Essa semana fui ao dentista por conta que tava sentindo umas dorzinhas no dente da frente de cima, eu fiquei mt preocupada pois nunca senti dores no meu dente, ai falei a minha vó q tava notando uma brechinha bem pequenina na frente, fui e a dentista disse q n tinha nada e meu dente so precisava de uma boa escovaçao, fiz uma limpeza e pronto, mas eu to com medo de que meu dente sofra alguma coisa, n sei se isso e do meu psicologico, ai a medica mandou eu fazer um R-x dele vou fazer, corre o risco dele cair, pois ainda tenho 15 anos :’(?

    • Wilma, se sua dentista avaliou o dente e não viu problema, pode ficar tranquila! Por que seu dente cairia? Não vejo razão, considerando o seu relato (e a sua idade). Faça a radiografia, assim você fica mais tranquila e na sua idade é bom pra avaliar outras coisas, também.

  276. Oi Ana,
    Olha, há 01 semana atrás meu dente da frente de uma hora pra outra ficou dolorido e começou a amolecer… Hj senti a mesma sensação de dor e percebi que ele ficou mais mole ainda… Tenho muito cuidado com meus dentes, pelo fato de ter hipotireoidismo e meu médico sempre fala que os problemas maiores dessa doença é que atinge muito cabelo, unhas, ossos e dentes. Realmente, mesmo com cuidado, minha gengiva sangra sempre que passo fio dental (não em todo lugar), e as vezes até ao escovar também. Minha dentista está de férias e volta dia 20 agora, e eu não fui a outro dentista, quis esperar por ela. Porém, estou com medo deste dente cair antes de segunda-feira… Sabe me dizer se pode acontecer assim, cair e pronto? Tô muito triste com essa situação, mesmo pq tenho todo cuidado. Pode me ajudar? Um abraço e desde já obrigada.

    Dorothy Marques

    • Dorothy, é muito improvável que o seu dente caia assim de uma hora pra outra. Dente mole geralmente é sinal de problema periodontal, ou seja, nos tecidos que “seguram” os dentes (gengiva e osso). Como é num dente só, uma possibilidade é que esse dente esteja “batendo” no correspondente a ele no arco oposto antes dos outros, de um jeito errado. Isso se chama “contato prematuro” e coloca muita força em cima de um dente só, o que explica essa mobilidade. Enfim… na minha opinião dá pra aguardar até dia 20, mas é importante avaliar e tratar de acordo (um pequeno desgaste pra aliviar o “toque errado” pode resolver o problema de vez).

  277. Ola, estou com muito medo, tenho 17 e sinto que um dente meu esta mole… não estou em um estado tão grave, há uns 10 dias estou passando periogard, melhorou muito, estou com medo de perder os meus dentes tão novo seria possivel algum tratamento para não perde-los ? Sinto-me tão triste, acho que estou com começo de depressao… seria possivel eu voltar a ser feliz? Ou seria tarde demais ?

    • Emerson, dentes moles em pessoas adultas é sinal de problema periodontal, ou seja, na gengiva / osso que está em volta deles. E sim, há tratamento pra isso, mas é essencial que você procure um dentista (periodontista) o mais rápido possível, pois a chance de resolver o problema sem maiores consequências aumenta muito. Não fique triste não, justamente por você ser novo as chances são bem melhores… mas procure ajuda profissional, ok?!

  278. Olá, comecei a usar um pó dentifrício e senti um dos meus dentes da frente sensivel e um pouco mole, depois de semanas senti o outro dente estalar quando faço movimento com a língua, e tenho a impressão quando o balanço dele estar mole, isso vem acontecendo sempre na hora da escovação e agora estou com mania de sempre movimenta-lo com a lingua. Não vejo nada de diferente na gengiva, não há sangramento, mas sinto uma leve “coceirinha”, não constante. Tenho medo que os dois dentes possam cair por causa do pequeno movimento, mas o que me preocupa mais é senti-lo estalando. O que pode ser?

    • Amanda, primeiramente: PARE de movimentar o seu dente com a língua, isso só piora o problema. Pode ser que haja um problema periodontal, ou seja, no osso e na gengiva em volta desse dente. Seu dente não vai cair sozinho, isso significaria um problema em estágio muito avançado… mas é essencial você procurar um dentista (periodontista) o mais rápido possível pra avaliar e tratar de acordo.

  279. Olá Ana, tudo jóia?

    Estou com um problema parecido com a colega Amanda. Um dos meus dentes incisivo lateral superior está meio mole. Fui a alguns anos a uma periodontista, e ela me disse que é só impressão, mas eu noto que ele dá uns estalos quando movimento ele, sabe? O pior é que eu fico o tempo todo verificando se está mole e acabo balançando ele mais e mais. Gostaria muito que você fosse aqui de Maceió, tenho bastante medo de dentista, na verdade deve ser odontofobia mesmo, suas respostas são bastante seguras e esclarecedoras. O que será isso, Ana? Você não conhece algum periodontista de sua confiança aqui em Maceió? Obrigado, Deus te abençoe.

    • Roni, PARE DE MEXER no dente, ok?! Compreendo a vontade que dá, é até instintivo, mas isso pode transformar uma desconfiança num problema de verdade. Se você foi numa periodontista e ela não viu problema, ótimo. Mas se isso faz alguns anos, já é hora de checar de novo, agora pode ser que haja algum comprometimento periodontal. Não conheço nenhum profissional em Maceió, mas já estou procurando, aqui. Caso tenha uma indicação, entro em contato por e-mail. Abraço! :)

      • Muito obrigado Ana. Fico aguardando sua indicação, vou em quem você indicar. Deus te abençoe e muito sucesso, você é 1000!

        • ;)

          • Ana,

            Qual escova você indicaria para retração gengival? Eu uso a SENSODINE, mas deve ter mais macias no mercado. Ouvi falar da CURAPROX 5460, mas não encontro ela em Maceió. O que você acha? Qual indica pra seus pacientes? E me desculpe a cara de pau, mas estou esperando a indicação do periondontista aqui de Maceió. Muito obrigado e Deus te abençoe.

          • Oi Roni, o importante é que a escova seja macia, com cerdas paralelas e da mesma altura. A Curaprox é excelente, mas não é muito fácil de achar em lojas físicas, é mais fácil comprar pela Internet. Quanto ao periodontista, como disse, não conheço nenhum na sua região, cheguei a fazer um apelo nas redes sociais em busca de um, mas não obtive resposta. Então não consigo te dar uma indicação muito pessoal, mas no tem algumas sugestões de profissionais em Maceió aqui –> http://acheseudentista.com.br/index.php?pg=busca&especialidade=19

          • Como sempre muito gentil e prestativa. Muito obrigado Ana, bom feriado e que Deus te abençoe sempre. Sucesso!

          • ;)

  280. Olá, tenho 18 anos e senti que o meu dente está mole. Há alguns dias atras fui ao dentista e ela falou que tava td certo. Se fosse doença periodontal ela tinha falado. O que pode ser? Dá pra movimentar ele com a língua. Tô com medo.

    • Taina, você mostrou esse dente especificamente pra ela? Porque dentes permanentes não ficam moles… e, quando ficam, na sua idade, é sinal de problema. Alguma possibilidade de estarmos falando de um dente de leite? Todos os seu permanentes já nasceram?

  281. Oi, tenho 18 anos, é normal os dentes ficar levemente moles? São muito junto,s isso tem a ver ? bjs

    • Irene, dentes permanente moles NUNCA é normal. Pode ser que você esteja com algum problema periodontal (nos tecidos de suporte dos dentes, osso e gengiva). Sugiro que você procure um dentista pra avaliar.

  282. Olá, algumas semanas atrás acordava com os dentes “tensos”, provavelmente por bruxismo. Comecei a notar um pouco de sangue quando eu acordava entre os dentes da frente. Aguardei. Reparei um dia que um dos dentes havia se movimentado um pouco para trás. Não senti nem sinto dor alguma.
    Seria possível entortar um dente dormindo, de uma noite para outra?

    • Pode acontecer sim, Gean. Me parece que o bruxismo pode estar causando (ou piorando) um problema periodontal (nos tecidos de suporte dos dentes, gengiva e osso). O sangue pode ser um sintoma disso. Sugiro que você procure um dentista, idealmente um periodontista, pra avaliar.

      • Notei mesmo que existem “risquinhos” escuros na parte de trás dos dentes da frente. Imagino que seja tártaro.

        Obrigado, doutora :)

        • É possível que sim! :)

  283. Venho notando meus dentes moles há algum tempo, fui na dentista, ela examinou manualmente e disse que é “normal” os dentes se mexerem. Meus dentes têm sintomas de periodontite mas minha dentista apenas os obturou e fez canal em alguns… Inclusive fez raio X enquanto fazia os canais… Alguns dos meus dentes de trás (tanto embaixo como em cima) estão começando a perder tecido e ficarem meio afastados da gengiva, e os da frente que foram obturados na base ainda os sinto mexer… Gostaria de saber se é possível que tenha havido alguma negligência ou até ignorância por parte da minha dentista… Talvez eu esteja com periodontite e não esteja tratando… Fiquei um tempo meio mal por motivos que não vêm ao caso e me cuidei muito, muito mal nesse tempo, meus dentes se encheram de tártaro e continuam piorando… Começo a desconfiar do julgamento da minha dentista… Se puder me ajudar, agradeço. Obrigado.

    • Arnold, até certo ponto os dentes “se mexem” mesmo, pois as raízes deles não são fixas diretamente ao osso, entre o osso e a raiz existe uma série de fibras chamada de ligamento periodontal, que fornece um certo “amortecimento”. Mas, pela sua descrição, me parece mais que isso. Pra tirar a “cisma”, sugiro que você procure um dentista especialista em periodontia pra avaliar.

  284. Olá, estes dias meu dente do siso começou a doer e parece que está mole, fui ao dentista ha um tempinho atrás, e estava tudo bem com este dente, não tem cárie… Tenho a sensação que este dente continua apontando, será possível, sendo que ele nasceu há mais de 10 anos?
    Obrigada !!!

    • Denise, qual a sua idade? Se o dente estiver amolecido, pode ser que ele esteja extruindo (“apontando”), sim… e aí, pode haver um problema periodontal (nos tecidos de suporte dos dentes, osso e gengiva).

      • Eu tenho 38 anos, este dente começou a nascer quando eu tinha uns 28 anos… Agora parece que ele está voltando ao normal (não está tão mole), não imaginava que um dente poderia apontar mais, depois de tanto tempo! Obrigada pelas informações !!!

        • Sim Denise, pode, mas tenha em mente que isso não deve ser considerado normal, é consequência de um problema periodontal. Portanto, é preciso procurar um dentista.

  285. Ola, uso aparelho mas estou um tempo sem fazer manutenção, agora estou sentindo alguns dentes moles o que pode ser?

    • Lilian, se você não pretende continuar o tratamento ortodôntico (ou está sem condições), o ideal é remover o aparelho. Ficar de aparelho sem supervisão do dentista / ortodontista pode levar a problemas sérios, inclusive nos tecidos em volta dos dentes (osso e gengiva), o que explicaria os dentes moles. Ou seja: procure seu dentista.

  286. Olá!
    Quando era pequena bati o dente da frente, de leite, que acabou empurrando o permanente, e foi preciso fazer uma cirurgia para a remoção do dente. Há quase dois anos, quando atingi a maioridade, fiz um implante. No começo, senti o dente vizinho amolecer um pouquinho e o meu dentista disse que era normal. Voltei a reclamar tempos depois, pois estava com medo de perder outro dente, e ele disse que eu tinha bruxismo. Hoje eu uso aquela plaquinha para dormir, mas de uns tempos para cá senti que os vizinhos estão um pouco moles, e às vezes, sinto umas “agulhadas” próximas do dente. O que você acha que pode ser?
    Obrigada.

    • Dayana, o bruxismo é um hábito que coloca muita força sobre os dentes, mais do que eles estão preparados para receber. Isso pode causar problemas periodontais, ou seja, no osso e na gengiva em torno dos dentes. Acredito que, no seu caso, o problema deva ser esse. O uso da placa de mordida ajuda a distribuir melhor as forças, protegendo os dentes e o periodonto.

  287. Olá Ana.

    Que tem dentes com raízes curtas pode usar aparelho ortodôntico?

    Eu consultei dois dentistas.
    Um disse que não e ponto!
    O outro disse que ser for curta naturalmente (meu caso), pode sim… porém se for curta por falta de cálcio ou alguma doença, não.
    Estou super na dúvida. Meus dentes são tortos e me incomodam, porém ficar sem um dente seria pior ainda.

    Obrigada!

    • Pode sim, Danieli. Raízes curtas normais (como as suas, segundo sua descrição) e raízes encurtadas por reabsorção são coisas BEM diferentes.

  288. Minha criança de 7 anos com dente definitivo frontal quebrou do lado direito em fase de crescimento (não totalmente para fora da gengiva), bem no meio, proximo a gengiva, e foi recolocado com resina no mesmo instante, ficou aparentemente normal, com isso eles podem ficar como era antes e fazer a mordida normal, o que pode acontecer depois disso e quais cuidados a se tomar?

    • Sim Israel, em princípio está tudo bem. Claro que, se a restauração for muito grande, é bom sempre ter bom senso ao morder algum alimento mais duro.

  289. Olá !
    Acabei de descobrir que sofro de bruxismo, o problema é que pode ter sido tarde, pois os dois dentes frontais estão meio amolecidos, tipo eu sinto eles se movimentarem quando eu deito e quando eu me alimento. O que eu posso fazer, estou desesperado rsrs, será q eles têm salvação ?

  290. Olá doutora, meus dentes inferiores, os 4 incisivos, são bem tortos, bem encavalados mesmo! Eu tenho frequentes problemas de tártaro na parte de tras destes dentes, justamente por causa da dificuldade de limpeza correta! E sinto nos ultimos 15 dias que parecem estar moles, sinto mais quando escovo, sera q tem jeito, uma limpeza profissional ja resolve?

    • Tem jeito sim! Pra remover o tártaro é preciso uma raspagem profissional, só com a escova e o fio dental você não vai conseguir remover. E é importante que um dentista / periodontista avalie e intervenha já, pra interromper a perda óssea (se houver) e preservar seus dentes.

  291. Ola Ana, eu bati meu DENTE da FRENTE.
    Após alguns dias ele ficou ESCURO.
    Ele chegou a ficar mole…
    Atualmente ainda está escuro… gostaria muuuuuuito de deixa-lo ao normal, sera o q eu posso fazer nesse caso ????

  292. Boa noite, doutora.
    Minha filha tem 8 anos, e aos 3 anos ela bateu com boca, até ai tudo bem, já faz mais de 1 ano que o dentinho da frente dela nasceu e um está maior que o outro, e o dente menor está mole, ele nao endureceu. Tem algum tratamento?
    Desde já agradeço.

    • Marissandra, é importante que um odontopediatra avalie. Os 2 dentes nasceram e 1 está mole, é isso? Ou o dente que está mole ainda é o de leite?

  293. Oi Doutora,
    Sou Gabriel e tenho 11 anos, eu estou com um dente permanente mole, ele esta mole tipo quase não da pra notar, mas ele esta mole, o que devo fazer ou qual pode ser o meu problema ?
    Obrigado.

    • Gabriel, aos 11 anos você certamente ainda tem dentes de leite, então esse dente que você diz estar mole deve ser de leite. Eu imagino que seja um molar de leite, pois está na época dos seus pré-molares nascerem. Nesse text aqui –> http://medodedentista.com.br/2011/11/como-saber-se-o-dente-e-de-leite.html tem uma tabela com as idades aproximadas em que os dentes permanentes nascem, dê uma olhada.

  294. Olá Dra. Ana

    Coloquei aparelho fixo ha umas 3 semanas nos dentes superiores e um dos dentes da frente está mole, esse dente mole está em atrito com o dente de baixo que fica empurrando toda vez que mastigo. Tem perigo desse dente superior cair?

    Obs. esse dente que está mole é diferente dos outros, pois os dentes da frente geralmente são retos e lisos, mas este unico dente é como se fosse um molar, sabe, meio quadradinho, então depois que coloquei o aparelho e o dente foi se movendo entrou em atrito com o dente de baixo.

    • Camila, não é assim tão fácil um dente cair. Provavelmente ele está mole pelo contato com o dente de baixo, portanto é preciso eliminar esse contato. Isso feito, o dente deve “endurecer” de volta. Entre em contato com o seu dentista e relate esse sintoma.

  295. Ola Ana, tenho 12 anos e cairam 4 dentes meus porque eu não escovo eles e vai cair mais 1, como eu posso regenerar os dentes eles ja são de ossos, me ajuda pf

    • Lucas, não há como “regenerar” seus dentes, depois que eles caem é pra sempre. A NÃO SER que sejam dentes de leite, o que é muito provável por sua idade. A melhor maneira de manter seus dentes sempre bons é escovando-os regularmente e usando o fio dental. Então, não tem mágica, ESCOVE-OS. :)

  296. Boa noite, fui a dentista, ela falou que eu tinha que tirar o dente siso, mas ela nao faria essa cirurgia, tenho que procurar outro dentista que faça, hoje senti ele mole, o que eu faço?

    • Mara, sim, você deve procurar outro dentista que faça extrações de sisos. Pode ser um clínico geral que faça cirurgia oral menor ou, se você preferir um especialista, um cirurgião buco-maxilo-facial. E se o dente está mole, é bom procurar logo… seria bom consultar um periodontista, também.

  297. Bom dia…
    Meu dente da frente quebrou parcialmente e colocou a resina, dura sempre de 01 a 03 meses e solta novamente, tem como fazer algo definitivo para cessar esse troca troca de resina…?

  298. Ola… bom, eu usei aparelho por algum tempo e ha algum tempo q ja tirei, pois tenho q tratar um canal fraturado. Meus dentes representam estarem meio moles. Nao acho q seja pelo aparelho e sim pq tenho bruxismo. Pode ser bruxismo?