E dente permanente… fica mole?


Que dente de leite fica mole e cai, todo mundo sabe. É normal e esperado e, além disso, quando cair vai nascer outro. Mas existem algumas situações em que os dentes permanentes podem apresentar mobilidade, e nesse caso a gente se assusta.

A mais comum dessas situações é, infelizmente, a doença periodontal, periodontite ou piorréia (termo popular). Já falei dela aqui no blog, mas não custa relembrar. A doença periodontal pode ter início quando a pessoa não controla devidamente a placa bacteriana, ou seja, não escova os dentes assiduamente e, muito menos, corretamente.

Num primeiro momento aparece a gengivite, que é a inflamação da gengiva. Normalmente não dói, mas sangra. E aí, quando a gengiva sangra, a pessoa pensa que é melhor parar de escovar os dentes… e o que já não era bom, fica pior. A placa mineraliza (“vira pedra”, e eis o tártaro) e se antes bastava escovar os dentes, agora só o dentista dá jeito. É preciso uma raspagem (remoção do tártaro com curetas e/ou aparelho de ultra-som).

O tártaro tende a entrar por baixo da gengiva e estimular a formação de bolsas periodontais e a perda óssea. E o que é que segura o dente em pé? Osso. Se o osso vai embora, o dente não tem onde se segurar… fica mole e pode até cair sozinho. E mesmo quando não cai, talvez não tenha mais salvação, e aí o jeito é extrair. Algo que era pra ser resolvido com escova e pasta de dentes, virou serviço pra boticão…

Contenção (esplintagem)

A segunda situação em que um dente permanente pode ficar mole é no caso de trauma. Um acidente, uma pancada, uma batida. Além das fraturas dentárias, existe uma série de situações possíveis, sendo as mais comuns:

  • Concussão: é aquela batidinha que dói e talvez sangre. Geralmente não traz danos mais graves.
  • Subluxação: resultado de um impacto frontal, coisa de quem bate a cara na porta (ou a porta na cara). Aí as fibras periodontais que unem o dente ao osso podem se romper, o que deve deixar o dente um pouco bambo. Talvez haja necessidade de tratar o canal
  • Luxação intrusiva: o dente se desloca pra dentro do alvéolo (buraco onde ele fica), ou seja, “entra”. Pode ocorrer, ao mesmo tempo, fratura do osso alveolar. Procure um dentista, porque certamente você terá que tratar o canal. A intrusão costuma esmagar as fibras periodontais e o feixe vásculo-nervoso.
  • Luxação extrusiva: o dente se desloca pra fora do alvéolo, mas não chega a sair dele. É também chamada de “avulsão parcial”. O dentista terá que reposicionar o seu dente e fazer uma contenção, ou seja, colar um fio unindo esse dente aos vizinhos. O canal deverá ser tratado também. É possivel que, com o tempo, a raiz desse dente vá sumindo e você o perca. Mas vamos torcer, né?!
  • Luxação lateral: o dente se desloca para frente ou para trás, além de certamente haver fratura óssea. O dente terá que ser reposicionado, há necessidade de contenção e o canal deverá ser tratado. A chance de que a raiz do dente suma, aumenta. Mas pela pancada que você deve ter levado, talvez esse seja o menor dos seus problemas…
  • Avulsão: o dente se desloca totalmente para fora do alvéolo. Ajunte-o SEM TOCAR NA RAIZ para não comprometer as fibras do ligamento periodontal, lave-o com soro fisiológico ou água SEM ESFREGAR e CORRA AO DENTISTA. Ele vai limpar o alvéolo e reimplantar o dente, se ainda for possível (o ideal é que se faça isso em até 2 horas após o acidente). De preferência, leve o dente dentro de um recipiente com um pouco de água, cuspe saliva, água de coco, soro fisiológico ou leite. Também haverá necessidade de tratar o canal e usar uma contenção. E sim, é muito possível que esse dente um dia se perca por falta de raiz que o segure. Mas é importante mantê-lo enquanto der, pra garantir que o osso da região seja abundante e, no dia que você precisar de um implante, não falte osso para instalá-lo.

A terceira situação em que um dente fica mole é bem menos traumática… e proposital. Nossos dentes parecem moles (e, na realidade, até ficam um pouco mesmo) quando os movimentamos ortodonticamente. Isso é difícil de notar no dia-a-dia, mas fica bem claro quando o ortodontista tira o arco do aparelho na consulta mensal. A função de um aparelho dentário é a de colocar os dentes nas suas posições corretas. Só que pra isso eles precisam “caminhar” através do osso. Isso significa um processo contínuo de neoformação e reabsorção óssea, ou seja, osso novo se forma enquanto osso existente some. E o dentinho vai andando…

Claro que, se o paciente que usa aparelho resolve negligenciar a higiene bucal, os dentes podem deixar de parecerem moles e efetivamente ganharem mobilidade… do jeitinho que eu expliquei anteriormente. Levando em conta que a higienização de quem usa aparelho é bem mais complicada com aquele monte de “ferros” na boca, cuidado! Se você não caprichar e levar a sério, pode ter problemas com cáries, gengivite, crescimento gengival, mau hálito

Enfim, dente mole em pessoa adulta não é normal. Mas via de regra, a causa desse problema é higiene deficiente (ou uma pancada). Se você não sabe escovar os dentes e usar o fio dental, peça orientação ao seu dentista… estamos aí pra isso. Uma boa higiene bucal é resultado de uma combinação de orientação, técnica e disciplina, ou seja, saber fazer, fazer certo e fazer sempre. Necessariamente nessa ordem.

Se você leu este texto looooongo até aqui, seus dentes estão moles e você não é um tubarão (daqueles que têm 3 fileiras de dentes e cada vez que um cai nasce outro), preocupe-se. A noticia boa é que ainda dá tempo de não ficar banguela. Procure um dentista. 🙂

Compartilhe:

Categoria: EndodontiaOrtodontiaPeriodontia

Marcadores:

1.191 comentários

  1. Olá, tenho 18 anos e há algumas semanas senti o dente da frente mole, fui imediatamente ao dentista e ele disse que não perderia meu dente, mas hoje quando acordei senti ele mole de novo, escovei os dentes e voltou ao normal. Venho sempre escovando os dentes com uma pasta que ele me indicou. O que pode ser isso? Estou desesperada com medo de perder meu dente (e logo o da frente).

    1. Eduarda, e o dentista disse que era o quê? Se seu dente costuma “voltar ao normal”, creio que é apenas impressão sua. Nossos dentes têm alguma mobilidade mesmo, pois eles não são fixos diretamente no osso, mas entre a raiz e o osso há uma série de fibras chamada “ligamento periodontal”, que confere um certo “amortecimento” aos dentes, digamos assim. Basta que você tenha pressionado esse dente no travesseiro durante o sono pra aumentar a mobilidade dele.

      1. Eu já tive um problema de gengivite. O dentista disse que essa mobilidade foi devido a esse problema, só que ontem o dente estava muito mole, mas quando escovei os dentes, voltou ao normal. Ainda sinto o dente um pouco mole.

    1. Olá doutora, tive um acidente há alguns anos atrás, e fiquei com três dentes quebrados e um ficou mole, fiz canal nesse que ficou mole, mas agora o dente está mole novamente e ficando torto, será que vou perder esse dente ? O QUE EU DEVO FAZER? ME AJUDE.

      1. Eduardo, é preciso identificar o motivo desse dente estar mole. Pode ser por algum problema periodontal (no osso em volta do dente), pode ser porque a raiz dele reabsorveu (ficou mais curta), etc.. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo o mais rápido possível. Pode ser caso de extração sim, mas CALMA, há grande chance de não ser.

    1. Ana, molares de leite se trocam, sim. No lugar deles nascem os pré-molares, que já são dentes permanentes. Embora haja um pequeno atraso, se for esse o caso, ainda é normal. Peça que um responsável acompanhe você ao dentista pra avaliar.

      1. Doutora me responda por favor, fui ao dentista retirar a contenção de baixo, fiquei com ela um ano e meio após a retirada do fixo. Faz mais ou menos um mês que retirei e sinto meus dentes moles, será que é normal eles estarem moles? Tô com muito medo.

  2. Olá doutora, eu tenho 20 anos e há alguns anos atrás eu fiz um canal, porém ontem de manhã ele caiu, estou com um buraco imenso no dente e a parte da frente ficou mole… Tem risco de quando eu for ao dentista ele querer extrair o dente? Ou tem algum outro jeito de resolver esse problema? Obrigada!

    1. Vanessa, você tratou canal mesmo ou apenas restaurou o dente? Porque o que caiu foi a restauração, não um (suposto) canal. De qualquer forma: se só parte do dente está mole, pode ser sinal de fratura… e se essa fratura comprometer as raízes do dente, pode ser preciso extrair, sim. Mas CALMA, estou apenas supondo. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo (se as raízes estiverem ok, deve ser preciso bloco ou coroa).

      1. Oi, tenho 14 anos e 1 semana atras bati o dente no movel (nao foi muito forte), nem doeu, mas meu dente ta um pouquinho mole. Pode ser isso ou outra coisa???

        1. Com certeza a causa da mobilidade é a batida, Lucas. Sugiro que você procure um dentista pra avaliar o mais rápido possível, pois pode haver necessidade de intervir pra que o problema não piore e você venha a ter sequelas. Vale a pena uma atenção especial nesse momento, isso pode evitar muitos problema pra você no futuro.

  3. Oi doutora, eu tenho 14 anos e de uns dias pra cá venho sentindo que meus dentes de baixo estão amolecendo, a minha massinha (de carie) esta sensivel e as vezes doendo, e os meus de trás estão doendo bem no meio do dente, e não estou conseguindo marcar dentista, mas estou com medo de um dos meus dentes caírem ou ser algo grave. O que pode ser, e o que posso fazer enquanto não consigo marcar o dentista ?

    1. Bruna, me parece que há várias coisas acontecendo ao mesmo tempo. Aos 14 anos é possível que você ainda tenha algum dente de leite, aí não seria problema ter um ou outro dente mole. Já se forem dentes permanentes, pode ser um problema periodontal (na gengiva e no osso em volta dos dentes). Quanto ao dente sensível, higienize bem, mas é provável que seja preciso trocar essa restauração. E vá ao dentista assim que der.

  4. Bom, eu tenho 14 anos e percebi que meus dentes de baixo estão bem moles, e os do fundo doloridos, eu não costumo dormir fazendo pressão na boca e estou com medo de meus dentes caírem ou ser algo grave, pois não estou conseguindo marcar dentista. Tem possibilidade dos meus dentes caírem na minha idade ou pode ser outra coisa ? Tem algo que eu posso fazer ?

    1. Bruna, pode ser que você ainda tenha algum dente de leite, sim. Mas não dá pra afirmar nada apenas com base no seu relato… é preciso examinar você. Vá ao dentista assim que der.

    1. É possível que sim, Yuri… mas eu recomendo que você procure um dentista pra avaliar. É preciso afastar a possibilidade de algum dano mais sério, como uma fratura de raiz, por exemplo. Quanto antes você procurar um dentista, maior a chance de evitar sequelas.

  5. Doutora Ana, obrigada pela disponibilização de conteúdo simples e objetivo e pelas dúvidas que são tiradas, descobri o blog hoje e já li várias matérias, nessa em especifico estou com uma dúvida: tinha diastema nos dentes da frente superiores pelo freio, usei aparelho fixo por três anos e quando eu tirei o resultado foi maravilhoso, a época só tinha gengivite que foi controlada (parou de sangrar), retirei o fixo há um ano e estou usando o móvel, achei o móvel estranho porque não é de ferro, é aquela placa similar a usada no clareamento, cheguei a perguntar pra minha dentista se era válida, se essa placa por si só traria resultado e ela disse que sim, na época também disse que por trabalhar com atendimento ao público não poderia usar em tempo integral, só a noite e fins de semana então ela disse que em um ano usando todas as noites e fim de semana já estaria pronto o tratamento. Já faz um ano que uso, mas meus dentes que tinham diastema continuam moles, se fico uma semana sem usar já há um afastamento visível, ou seja, eles ainda estão moles, além disso fico com a mania de empurrá-los com a língua quando estou sem aparelho móvel fazendo pressão para ficarem juntos inconscientemente, toda vez que me pego fazendo isso paro, mas só é um reflexo porque estou com muito medo de eles voltarem a ser da forma que era antes, aí minha dúvida é pode ser os problemas citados acima na estrutura óssea ou o tratamento ortodôntico para diastema não foi o correto, eu precisaria ou de resina ou cirurgia ou ainda pode ser que não deu o tempo para os dentes se tornarem fixos dado que não uso em tempo integral? Me consultei com um outro dentista e ele disse que é que não deu tempo de fixar, que o correto seria um ano e meio em tempo integral, mas ele não me passou muita confiança.

    Obrigada,
    Ester Lima.

    1. Ester, o nome disso é “recidiva”. Após a remoção do aparelho fixo, os dentes tendem a se “reacomodar”, o que pode causar pequenas movimentações dentárias indesejadas. O objetivo da contenção é justamente esse, evitar que essa “reacomodação dentária” estrague o resultado obtido com o tratamento ortodôntico. Até quando isso pode acontecer? Infelizmente, pra sempre. Seus dentes não estão moles, eles apenas se movimentam porque… podem. Tem espaço pra isso. Você disse que o diastema era por causa do freio labial… o freio foi removido?

        1. Ok. Talvez seja o caso de reavaliar isso, porque se a causa do diastema for o freio, e o freio continua do jeito que está… a tendência é do diastema abrir, mesmo.

          1. Eugênia, ou problema de canal (endodôntico) ou periodontal (na gengiva e no osso em volta do dente). Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  6. Ola doutora, boom ha mais ou menos uma semana percebi que a grande maioria dos meus dentes de baixo estão bem moles, e então comecei a escova-los mais vezes ao dia, mas parece não estar adiantando, o que pode ser ? Tem solução ?

    1. Bruna, qual a sua idade? Dentes moles em adultos é sinal de problema periodontal, ou seja, nos tecidos de suporte dos dentes (osso e gengiva), como explico no texto. Procure um dentista o mais rápido possível pra avaliar, quanto antes, maior a chance de ter solução e nenhuma sequela.

  7. Tenho 59 anos, sempre tive os dentes muito fracos. Já perdi muitos dentes, por eles amolecerem e quebrarem até por morder um pedaço de pão macio. Uso Ponte Móvel ha muitos anos e ha 1 ano atrás tive de extrair um dente bem atrás por estar totalmente mole, e agora tenho outro em cima também totalmente mole e parece que está inchado, não sei se é por causa do dente que está mole, tenho vontade de tirá-lo sozinha, mas dói e não sai. Embaixo na frente, um dos dentes do meio, ele saiu do lugar e está um pouco para fora, parece que vai quebrar a qualquer momento. Pois um dos dentes em cima da frente quebrou por uma mordida de um pão macio, teria algum tratamento ou uma explicação? Não tenho dentes cariados.

    1. Sônia, sua descrição é de periodontite, como explico no texto. Você precisa procurar um dentista especialista em Periodontia pra avaliar e tratar de acordo, antes que o dano seja maior ainda.

        1. Bom dia, outra dúvida, sempre me pego pressionando meus dentes o tempo inteiro, quando lembro paro, mas logo em seguida começa tudo novamente, algum problema com isso?

          1. Sim, o apertamento pode trazer problemas dentários e periodontais. Se você só faz isso em vigília (acordada), continue alerta e evitando fazer.

  8. Ana, tenho 15 anos e meu dente permanente esta doendo, nao sei qual e a razao, mas esta doendo e eu peguei nele e esta meio mole, vou explicar direito, certo? Ja aconteceu isso comigo mas ja faz um bom tempo, mas o dente voltou ao normal no dia seguinte, e aconteceu comigo hoje de novo, ontem tava tudo normal e hoje quando acordo ele esta doendo e meio mole, o que eu faco ? Me ajuda.

    1. Provavelmente você só dormiu numa posição em que pressionou o dente contra o travesseiro, Debora. Sendo isso, vai se resolver de forma espontânea, como da outra vez.

  9. Olá Doutora. Tenho 30 anos e uso aparelho ortodôntico fixo há um. Quando era adolescente tive uma série de problemas gengivais, a gengiva sangrava muito, muito tártaro, enfim… Tudo isso foi tratado, alguns dentes precisaram ser extraídos, outros fiz tratamento de canal. Ocorre que, parece que quando tratei o pior já tinha acontecido, que é a perda óssea. Tenho perda óssea diagnosticada, principalmente, nos dentes inferiores. A gengiva, agora, atualmente, está rosada, os dentes (aparentemente) estão saudáveis, não tenho tártaro, cárie, nada disso. Minha gengiva não sangra e também não tenho sensibilidade em nenhum dente (apesar da perda óssea diagnosticada). Enfim, aparentemente, parece tudo bem. Só que, como eu disse, a perda óssea já estava avançada quando tratei. Tenho retração gengival em muitos dentes, os inferiores a raiz está quase toda exposta (embora não haja mais gengivite e nem os dentes estão podres, ou algo parecido). A minha dentista disse apenas que, embora a perda óssea seja avançada, eu deveria apenas manter a higienização. Não falou de tratamento pra perda óssea (ouvi falar que tem enxertos, até implantes). Disse apenas que era para eu manter e prevenir novas infecções. Ok, estou fazendo isso, tanto que nem passando fio dental até o fundo não sangra. Mas agora sinto que um dos dentes molares inferiores está com uma certa mobilidade. Não mole a ponto de cair, mas se mexer com o dedo percebe-se a mobilidade. Nesse dente tem o bracket. Assim como em todos os outros, mas a mobilidade, aparentemente, só está nesse. Será que é por causa do aparelho, já que ela está mesmo na fase de empurrar os dentes inferiores para corrigir o desvio da linha mediana, ou seria por conta da perda óssea? Se for por conta do aparelho, por que só nesse dente sinto a mobilidade? Depois de a perda óssea já ter se instalado, não há mais o que fazer? Eu vou perder os dentes, mesmo que atualmente a boca esteja saudável? Por conta do grau de perda óssea? Obrigada, desde já, pela atenção

    1. Fabiana, se a perda óssea está estabilizada e você não tem sintomas de doença periodontal, essa mobilidade deve ser por causa da movimentação ortodôntica, sim. Não há qualquer motivo pra você perder dentes se continuar mantendo a boa higienização e fazendo acompanhamento periodontal periodicamente. Aliás, se você tivesse um problema periodontal ativo, nem poderia estar usando aparelho… então, certamente não tem.

    2. Olá doutora, tenho 12 anos, eu estava dormindo, quando acordei meu dente estava mole, isso já faz 2 dias, eu sinto um pouco de dor, ele balança só se mexer, por ele não ser mais de leite estou com um pouco com medo, pois será que eu posso perder o dente?

      1. Geovana, você deve estar confundindo… na sua idade é muito provável que esse dente seja de leite. Mas você não me disse que dente é, então não sei. Outra possibilidade que tenha havido uma fratura, aí não é o dente que está mole, mas uma parte dele, solta. Enfim… peça que um responsável acompanhe você ao dentista pra avaliar.

  10. ANA, TENHO 29 ANOS E JÁ FAZ ALGUNS ANOS QUE TENHO UM INCISIVO INFERIOR MOLE. O DENTISTA FEZ LIMPEZA, POIS DISSE QUE ERA POR CAUSA DE TÁRTARO, E QUE ELE FICARIA FIRME NOVAMENTE, MAS ELE NÃO FICOU, CONTINUA MOLE E AS VEZES SINTO DOR NA RAIZ DO DENTE. E PARECE QUE ESTÁ MAIS MOLE DO QUE ANTES. SERÁ QUE AINDA POSSO RECUPERÁ-LO?

      1. Olá doutora, tudo bem? E eu queria q vc me ajudasse pq o meu dente da frente doi desde o final de 2015 e eu fico com medo de ele cair, mas so que nao aparece vermelho, inchaço nada, ele só entortou um pouco pra frente, me ajude, devo me preocupar e procurar um dentista?

  11. Bom, peguei catapora ha poucos dias e criou uma “bolha” acima dos dois dentes da frente, ambos estão doendo e com uma pequena mobilidade. Pode ser um problema, ou tem a ver apenas com a catapora. Obrigado!

  12. Olá doutora, tenho 17 anos e sinto meus dentes moles (os da frente de cima e de baixo), ele sempre foram sensíveis, tem alguma possibilidade de ser a periodontite ?

  13. Meu dente ta mole por que botei aparelho falso, ai eu tirei e ta mole do mesmo jeito, tem que arrancar ou tem como ele voltar ao normal como estava antes de botar esse aparelho falso? Meu dente não e de leite, mas tem como ele ficar normal ou vai ter que arrancar eles ?? Tenho medo de perder meus dentes, tem como eles voltarem ao normal ?

  14. Como eu faço, o meu dente esta ficando mole porque botei aparelho falso, o que eu faço, tem que arrancar ele e botar aparelho original? Eu tenho medo de cair e ficar sem dentes.

    1. Antonio, procure um dentista o mais rápido possível pra tirar esse aparelho. Aí, se estiver tudo ok, você pode colocar um aparelho de verdade, mas vai depender do dano que seus dentes sofreram.

  15. Olá doutora, antes d ontem bati o lábio na parede, não senti dor nos dentes, só nos labios, ficou um pouco vermelha a parte de dentro do labio pois uso aparelho, deve me preocupar??? Já bati os dentes na parede uma vez e 3 dentes da frente teve uma mínima reabsorção, mas contei esse último caso para minha dentista e ela disse q n devo ficar paranóica, n eh qualquer batidinha q reabsorve a raiz d um dente, isso é fato? Mesmo se eu bati e senti doer só o lábio e não o dente, devo me preocupar? Grata.

  16. Olá doutora, tudo bem? Parabéns pela sua atençao e por disponibilizar do seu tempo para nos atender. Meu nome é Liana, tirei o dente siso inferior ha um dia, ele estava deitado e tenho a impressão que o dente ao lado esta mole, e normal? Estou preocupada. Obrigada pela atenção.

    1. Liana, obrigada. 🙂 Sim, é comum que o dente ao lado do extraído apresente alguma mobilidade no pós-operatório, pois ele é usado como apoio durante a extração, o que quer dizer que recebe muita força. Mas é uma situação passageira e que se resolve com o passar dos dias.

  17. Bom dia doutora, tenho uma filha de 15 anos que teima em dizer que seu dente está mole, mas não está, e ela reclama muito de dor na raiz do dente, o que pode ser ?

    1. Beatriz, talvez haja mobilidade sim, mesmo que pouca. Pode ser um problema gengival ou de canal, mas só com a avaliação de um dentista será possível saber. ao certo.

  18. Olá, Doutora tenho 22 anos e tive um dente fraturado e teve que ser extraído, porém depois de uma semana o dente próximo ao que foi extraído quando encosto a língua nele ele meio que “estala” o que devo fazer ?

    1. Bruno, provavelmente ele está com um pouquinho de mobilidade. Isso pode estar acontecendo apenas pelo fato desse dente ter sido usado como apoio durante a extração do outro. Sendo isso, esse “estalo” e a mobilidade devem desaparecer com o passar dos dias.

  19. Olá, minha filha estava comendo (ela tem 13 anos), aí o dente dela se locomoveu para frente e ficou mole, e meio que saiu uma parte, mas não saiu da raiz, mas ele está bem mole (o dente é permanente).

    1. Andressa, na idade da sua filha há uma certa chance de que esse dente não seja permanente, o que explicaria essa mobilidade. Mas, se for, provavelmente houve uma fratura. De uma forma ou de outra, leve-a ao dentista pra avaliar.

  20. Boa noite Dra., então, minha duvida é a seguinte, estou com uma placa de tartaro na boca e possuo um dente lateral mole, depois que fizer uma limpeza tenho chances de voltar a ter meu dente normal, novamente ?

  21. Boa tarde Dra, estou preocupado, pois meu filho de 12 anos está fazendo tratamento ortodontico e a dentista disse q ele tem um canino superior q é de leite, pois esta um pouco mole, mas já faz quase um ano que este dente esta assim e não fica mais mole do que esta, ele disse pra ficar mexendo pra amolecer, mas fiz isso e não amoleceu, então na próxima consulta ela vai extrair, ai pergunto com todo esse tempo ja não devia ter caído? E será que este dente não pode ser permanente?

    1. Samuel, certamente não é de leite. O canino permanente e o de leite são MUITO diferentes… se o dentista errar esse tipo de análise, tem que devolver o diploma 😉 . Ainda, certamente seu filho fez uma radiografia panorâmica entes de colocar o aparelho, e nela o dentista deve ter visto o canino permanente incluso. Às vezes o de leite demora pra cair, mesmo.

  22. Oi doutora, tenho 15 anos e achei que meu dente tava mole e fiz o movimento pra trás e pra frente 2 vezes, so pra ter certeza se estava mole ou nao ! Nao estava, so que quando chegou a noite comecei a sentir uma dor nele, o que faço pra ele parar? E reparei q ele ficou um pouco mole !

    1. Pois é, Elias… por isso que, quando se ACHA que um dente está mole, a pior coisa a fazer é movimentá-lo… porque ele acaba ficando. Procure um dentista pra avaliar e ver o que está acontecendo.

  23. Oi, meu nome é Dora, sou mãe da Luna que fez seis anos em agosto passado, ela já começou a troca do dente de leite, os da frente embaixo e em cima, os do lacinho, enfim percebi, ela não reclamou, fui eu que percebi os dentes superiores da frente estranhamente pra frente, e qdo fui olhar e tocá-los percebi que estão super moles, ela disse que não dói, o que pode ser, ela não tem cárie nem gengivite, ela escova os dentes diariamente 3 vezes ao dia ao menos, enfim preciso me preocupar?

      1. Leve-a num dentista / odontopediatra pra avaliar se são dentes permanentes, mesmo. Se forem, o fato deles estarem moles é motivo pra preocupação, sim. Já se forem de leite, ok (e ela está na idade de que esses dentes sejam de leite, ainda).

        1. Então esse dente é supranumerário, Davi… um dente a mais do que o número normal de dentes. O normal é termos apenas 1 dentição de leite e 1 dentição permanente (“de osso”).

  24. Olá, dra. Tenho 19 anos, e eu to sentindo muita dor na parte inferior do dente, acho que é pré-molar, no lado esquerdo, indica no quinto dente. Não ta cariado, o que é será? Pode ser a raiz do dente? Muito obrigada!

    1. Pode ser a raiz do dente, sim, Larissa. Uma recessão gengival com sensibilidade dentinária, um problema periodontal… até um problema de canal, mesmo sem cárie. Procure um dentista para avaliar e tratar de acordo.

  25. Oi Ana !!! Levei uma pancada em meu queixo e os dentes inferiores bateram nos superiores, e um deles ficou um pouco mole, mas bem pouquinho.
    Minha dúvida é: ele pode cair? O que devo fazer ?

    1. Dificilmente, Renan… não tão fácil assim um dente permanente cair sozinho. Pra isso seria preciso uma fratura de raiz ou um problema periodontal mais sério. Mas o que você deve fazer é: ir ao dentista. É preciso avaliar se houve algum dano que precise de intervenção, de forma a evitar maiores problemas no futuro.

      1. Doutora, por gavor me ajude, tem uma semana que eu extrai o siso, so que percebi que a dor da extração nao foi nada perto do que eu to sentindo agora, até passou rapido, meu dentista disse que na hora de extração forçou o dente da frente (o segundo molar), ele está meio mole e nossa, a dor é constante e intensa. O que devo fazer, Doutora?

        1. Wallace, converse com o seu dentista. Dor no local e no dente ao lado do local da extração são sintomas esperados no pós-operatório, mas seria bom reavaliar pra ver se não há alguma infecção.

  26. Doutora, eu tenho dois dentes frontais no arco superior que não estão alinhados, eles estão meio tortos (desde sempre) e já tem alguns dias que os sinto levemente moles e tenho evitado pressão em cima deles, minha pergunta é se por conta da posição ruim deles, eles podem estar se batendo e causando a sensação de estarem moles? Essa sensação vai e volta com o passar dos dias. Pelo que andei lendo eles são o canino e o lateral incisivo do meu lado direito no arco superior.

    1. Sim Diego, o mau posicionamento dentário pode levar os dentes antagonistas (correspondentes no arco superior e inferior) a “baterem” errado, levando a um trauma oclusal e à mobilidade. Procure um dentista pra avaliar.

  27. Ola doutora! Gostaria de tirar uma dúvida, meu filho acabou de fazer 7 anos faz um mes, hj o segundo pre molar inferior caiu, não é muito cedo? Tenho percebido que os dentes dele estao caindo muito cedo, ja trocou os inferiores, menos o primeiro molar e os caninos, de cima a mesma coisa, menos os pre-molares e ele ja tem os 4 molares permanentes… Faz um bom tempo q nao vamos ao dentista pois nao senti necessidade, mas hj pensando nisso fiquei um pouco preocupada, me lembro que os meus pre-molares cairam eu ja tinha uns 10 anos. É normal assim tao novinho? Obrigada!

    1. Carolina, seu filho ainda não tem pré-molares… pré-molares são dentes permanentes que substituem os molares de leite… então deve ter caído um molar de leite. De qualquer forma, sim, essa troca está ocorrendo BEM cedo. Isso não é um problema em si, os dentes permanentes vão acabar nascendo um pouco antes, também. E é normal que, aos 7 anos, ele já tenha todos os primeiros molares permanentes. De qualquer forma, acho uma ótima ideia levá-lo ao dentista / odontopediatra pra fazer uma avaliação, até pra você ficar mais tranquila a respeito.

  28. Oi doutora!
    Tenho reabsorção de raiz avançada, perdi mais de 2/3 da raiz dos dentes incisivos superiores. Fiquei desesperada, porém depois de passar por muitos especialistas apenas um disse que eu deveria extrai-los, os outros foram contra essa atitude e me disseram que se eu cuidar e fizer o acompanhamento certinho posso mante-los na boca pro resto da vida, porém minha duvida é: uma dentista me disse que eu não posso fazer limpeza nos dentes uma vez que iria deixa-los fragilizados. Isso é verdade doutora? Não posso fazer limpeza?
    Minha higiene bucal é boa, os dentista me elogiaram quanto a isso, porém não consigo passar fio dental nos 4 incisivos que tem reabsorção, pois tenho uma sensação muito ruim =x é como se eles se mexessem, os incisivos laterais eu de vez em quando passo o fio de teimosa, pois não incomoda tanto quanto passar no meio dos incisivos centrais (esses eu não passo mesmo), eles parecem abrir.
    Outra duvida é: meus dentes ficam estalando, eles não tem mobilidade, mas estalam. Isso pode ser pelo fato da colinha da contenção estar saindo? Devo trocar a contenção?
    Desde já obrigada.

    1. Eu manteria os seus dentes pelo tempo que for possível, Jé. Se um dia for preciso fazer implantes, você faz… mas por que antecipar isso? Apenas continue mantendo uma boa higiene, como você tem feito. Mesmo com o incômodo, é essencial que você use o fio dental entre os incisivos centrais também… seus dentes não vão ficar mais moles por causa disso. A “limpeza” no dentista é permitida também, não vejo razão alguma pra não fazê-la, ela não vai amolecer seus dentes ou estimular mais reabsorção radicular, até porque, pelo seu relato, nem há tártaro subgengival. Os “estalos” que você sente devem ser dos dentes mesmo, é um sintoma que algumas pessoas com mobilidade dentária relatam.

      1. Obrigada por responder, doutora.
        Doutora, a questão dos estalos eu gostaria muito de uma sugestão sua do que eu poderia fazer, pois meus dentes não estão com mobilidade e o dentista disse que pela radiografia tirada recentemente, e comparada com a do ano passado, a reabsorção radicular não aumentou e que também não perdi osso, porém meus dentes estalam bastante, tanto os de cima quanto os de baixo (que nem tem raízes tão curtas), principalmente depois das refeições. Doutora, tem algum exame especifico que eu poderia fazer pra saber o que pode estar causando estes estalos? Meu dentista não consegue entender o que está causando isso, pois como eu disse, apesar da reabsorção meus dentes estão firmes e não têm mobilidade e estou usando a plaquinha de bruxismo para dormir, porém como eu disse os estalos acontecem. Amanhã irei trocar a contenção dos dentes de cima para ver se para ou diminuem os estalos em cima. =/ … Ah dr., tem alguma sugestão pra me dar =( ?

        1. Esses estalos podem incomodar… mas não são um problema, em si. A causa deve ser a mobilidade dos dentes… seus dentes podem estar firmes, mas pelo menos um pequeno grau de mobilidade (acima do considerado normal) deve haver. A troca da contenção pode resolver isso.

  29. Doutora, tenho 11 anos, tenho o dente segundo pre molar mole faz algumas semanas, e se puxar doi, ele esta mole mas nao tanto, doi se puxar etc, normal, ele vai cair normalmente ou devo visitar um dentista?

    1. Matheus, aos 11 anos o dente mole deve ser um segundo molar de leite, e no lugar dele vai nascer o segundo pré-molar, que é um dente permanente. Em princípio, pra sua idade, tudo normal. É só esperar.

  30. Oi Ana. Parabéns pelo blog, gosto muito de acompanhá-lo 🙂 . Então… Estou com uma dúvida, eu tive uma gengivite um pouco “severa”, resumindo é que eu tive que fazer várias limpezas e normalmente em alguns pontos da minha gengiva voltava a sangrar (mesmo eu mantendo uma higiene boa). Fiz uma limpeza tem uns três meses, há 5 meses tinha feito outra. Aí hoje quando acabei de passar o fio dental e pressionei o dente, percebi que em volta dele estava com sangue :(. Na verdade, esse dente é torto (forma tipo um “X” com outro dente e a gengiva nessa região é inchada), mesmo depois das limpezas que fiz o inchaço não some. Enfim, queria perguntar se é possível que ainda tenha ficado tártaro nesse ponto da gengiva, já que é o único local que as vezes volta a sangrar? E, se eu manter a escovação criteriosa é possível que pare o sangramento?

    1. Pode ser que haja algum tártaro sim, Brenda. O sangramento é um sinal clássico de gengivite e, com uma higienização criteriosa, ele tende a desaparecer. Mas sugiro uma reavaliação do seu dentista.

      1. Oi doutora, obrigada por responder. Ele disse que meus dentes cisos estão comprimindo minha gengiva e quando eu passo o fio dental começa a sangrar, falou que eu vou ter que retirar todos porque eu não tenho espaço pra nascer mais dente na boca, por causa da minha idade (20 anos) e porque meus dentes são apinhados… Só que eu tenho pavor de arrancar dente. Acho que esse é um dos motivos de eu ter os dentes de baixo tortos, eu demorava tanto a arrancar que eles nasciam por cima dos dentes de leite, só de pensar em arrancar dente de novo já bate o desespero :(. Mas mesmo assim vou fazer uma outra limpeza e vou fazer a panorâmica pra ele olhar a situação dos cisos.

  31. Me ajude pf, não to conseguindo suportar + essa dor krl… meu dente de tras caiu faz tempo e hj começou a doer, e deixou o dente atras e o da frente dele moles ! Não aguento + essa dor, pff me ajude! E a gengiva ta toda inchada, poha nao sei o q fazer!

    1. Patriky… e no dentista você já foi? Porque me parece que há inflamação e provavelmente infecção… os dentes de trás, permanentes, não caem simplesmente… se isso aconteceu, ou há um problema periodontal severo ou a coroa do seu dente quebrou, e a raiz está na gengiva, aberta, por isso a dor. Procure logo um dentista pra resolver isso!

  32. Oi Ana, meus dentes estavam normais até hoje a noite, quando escovei os dentes percebi que dois dentes que já não são mais de leite ficaram meio moles, o que devo fazer ?

  33. Oi Dra. Eu cai há dois dias e bati com a boca no chão. Dois dentes meus ficaram um pouco moles e doendo, um deles teve uma pequena fratura na ponta do dente, chegando a quebrar só a pontinha. Queria saber o que faço pra deixa-los duros novamente?

    1. Priscylla, VÁ AO DENTISTA. É preciso avaliar pra ver se não algum dano mais sério, como uma fratura de raiz. Pode ser necessário esplintar (fazer uma contenção nos dentes), tratar canal, etc.. Quanto antes você procurar ajuda, menor a chance de sequelas mais sérias.

  34. Doutora, coloquei aparelho faz três dias e alguns dentes estão um pouco moles e outros estão se movendo, mas eu fiz uma raspagem antes de colocar o aparelho movel, influencia em alguma coisa ou e normal? Sinto dores e tem alguns dentes q sinto q eles sairam do lugar, e isso esta dificultando na mastigação, e normal, estou desesperada, pois a manutenção e daqui um mes, o q devo fazer?

    1. Patricia, pode influenciar, sim. Pode haver certa sensibilidade que, associada ao incômodo da própria movimentação dentária, fica pior. Essa diferença na mordida e consequente dificuldade de mastigação é comum, também. Mas não fique desesperada, se achar necessário procure seu dentista antes do dia agendado pra que ele oriente você, talvez seja o caso de tomar um analgésico nessa fase inicial.

      1. OBRIGADA doutora, mas espero ate a manutenção ou vou na emergencia, pois estou com muita dificuldade de me alimentar pelo acontecido e tenho medo de piorar.

        1. Se você você achar necessário, pode procurar seu dentista (ou outro dentista) antes do dia da consulta agendada. Ele pode prescrever medicação pra que você tenha mais conforto nessa fase.

  35. Olá Dra. Ana, por favor me esclareça esse caso, meu pai começou a amolecer os dentes do nada, então, extraiu, só que agora surgiu um inchaço no outro dente (que na verdade, não é mais um dente, é só um caquinho) porém, como disse, surgiu um inchaço parecendo uma bolsa, pode ser gengivite, como tratar? Detalhe: não dói. Além disso, ele nunca ligou para tratar dos dentes. Grata, pela atenção. Núbia

    1. Núbia, é mais que gengivite, pela sua descrição é periodontite, quando a inflamação / infecção já não está só na gengiva, mas no osso, também. Por isso é que os dentes amolecem, pela falta de suporte ósseo, já que o osso vai “sumindo”.

  36. Olá doutora. Iniciei um tratamento dentário com aparelho ortodontico há um mês. Procurei um dentista pq suspeitava de bruxismo e meus dois dentes da frente superiores estavam quebrando. Como meus dentes batem um em cima do outro, estou usando aparelho agora pra corrigir isso. Mas sempre tive a sensação dos dentes estarem balançando e vivo balançando pra ver se realmente se movem. Acho que já virou neura. Mas agora ele está estalando. Sinto um “tec” quando empurro com a língua e como acho q ele está movendo por causa do aparelho, quando vou passar o fio dental, doi muito. Isso é normal? A dor e o tec? Sempre tive uma boa escovação e nenhum dente cariado ou obturado.

    1. Não Cynthia, dor ao usar o fio dental não é normal. O “tec” pode ser sinal de alguma mobilidade dentária, mas como você está usando aparelho, pode-se dizer que isso é até esperado. Sugiro uma avaliação com um periodontista (dentista especialista em gengiva) pra ver se está tudo ok.

      1. Ok. Obrigada. A dor já parou, foi apenas nos primeiros dias, e agora está sensível. Vou voltar no meu dentista e comentar com ele desse “tec”. Posso perder o dente por isso?

  37. Oi Ana. Sinto meus dentes da frente moles e já faz quase um ano que tirei aparelho fixo. Minha dentista falou que eu tenho gengivite e a raiz dos dentes da frente pequenas e arredondadas e ela não quis continuar o tratamento por causa disso, pois ainda tenho mordida aberta. Ela falou que minha língua e muito forte e fica empurrando os dentes. E ainda tenho bruxismo. Isso é uma doença ou o que ? Por favor me ajuda.

    1. É uma combinação de condições, Rafaela… gengivite + reabsorção radicular + bruxismo… sugiro tratar o gengivite, que é o mais urgente e, em seguida, procurar um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra tratar o bruxismo.

  38. Ola boa tarde, tenho uma duvida, ha um ano atras eu tive uma crise de ansiedade e fui para o pronto socorro, me deram o diazepam, dois dias depois minha gengiva estava inchada e nao conseguia morder com um dente da parte superior do lado esquerdo, fui na periodontista e ela me passou antiobiticos e o periogard, fiz o tratamento porem esse unico dente sempre ficou mais mole e hoje ta me incomodando mto, eu teria q remover esse dente?

  39. Dra. Uso aparelho há dois anos, recentemente minha dentista retirou o da parte inferior, estou usando somente o superior, tinha dois levantes na parte de trás dos dois dentes da frente superior, há um mês, durante a mastigação, um levante caiu, apenas senti um pequeno barulho, acho que foi a pressão do levante no dente de baixo, logo percebi que ele ficou mole, estou usando fio de contenção definitivo, inclusive a parte da resina que estava colada ao dente desgastou, estou preocupada, pois o dente está um pouco mole, não muito, mas ele se movimenta, achei que com uns dias voltasse ao normal, mas não voltou, corro risco de perdê-lo? Qual o procedimento? Só vou ao dentista daqui a um mês… Devo ir antes?

    1. Se você sente o dente mole, você deve procurar sua dentista antes sim, Ediana… é melhor. Não vejo razão pela sa descrição pra você perder seu dente, mas é importante ver o que está acontecendo. Talvez o problema seja só a força excessiva num dente só, já que o levante de um dos dentes caiu.

  40. Olá doutora, eu estou com um dente mole, fui ao dentista e fiz uma limpeza e ele me receitou perodontil, eu tomei mas não resolveu, eu estou com diabetes tmbm, e gostaria de saber se eu arrancar o dente que esta mole é perigoso ? Posso fazer isso ou tenho que ir ao dentista pra extrair o dente mole ? Me ajude doutora, obrigado.

    1. Valdemir, se o seu diabetes está sob controle (compensado), para o dentista é como se você fosse um paciente sem diabetes. Já se você estiver descompensado, pode haver um série de complicações, aumento do sangramento na cirurgia, etc.. De qualquer forma, em se tratando de dentes permanentes, não existe “auto-extração”, você TEM que fazer isso no dentista. Para o bem da sua saúde.

    1. Gabriel, a maioria das clínicas, principalmente nas grandes capitais, têm periodontistas. Pedi que uma colega minha que atende no RJ indicasse um periodontista pra você, mas ela já saiu do consultório e só consegue o telefone na segunda. Então, na segunda-feira, eu edito o comentário aqui e te passo o número, ok?! Mando por e-mail, também.

  41. Olá, boa tarde, Dra. Ana.
    Há uns oito anos, isso mesmo rs, não ia ao dentista, por medo. Porém criei coragem e fui agora dia 12/02, para uma avaliação, troca de obturação, cáries enfim… A dentista não olhou dente por dente, não fez questão essa é a verdade, falando que minhas obturações estavam boas, e sem cáries, oi ?? Tudo bem que escovo diariamente, uso o fio dental, mas sem nenhum dentinho pra cuidar ? Fez limpeza pq escovava o dente e sangrava um pouco, falou que era gengivite. Doutora, sangrou tanto, doeu tanto,de fazer meus olhos encherem de lagrimas, ela passava o motorzinho dentro da gengiva, um negócio que parecia um anzol também, chegava a pingar sangue. Minha gengiva está toda machucada e não consigo mastigar pq esta doendo o dente. Enfim, no final da consulta de 30 min, me deu uma receita para comprar um enxaguante, etc, o carimbo dela estava com nome e embaixo escrito “IMPLANTODONTISTA”. Não sei se é cisma minha, mas meus dentes de baixo parecem moles, quando eu mexo neles… será que ela agiu de má fé, para eu fazer tratamento de implantes com ela? Ou isso é um procedimento correto? Por favor doutora, me esclarece, nem consegui dormir esta noite por medo de perder meus dentes. Muito obrigada !!!!!

    1. Fernanda, você queria ter cáries? 😉 O aparelho que sua dentista usou se chama “ultrassom”, e serve pra remover tártaro, que é o que está causando a gengivite. Portanto, ela fez o que devia ser feito. Se seus dentes estão moles (ou parecem moles), não foi sua dentista que causou isso… ela só removeu o tártaro. Não vejo razão alguma pra você perder seus dentes, DESDE QUE mantenha uma higienização rigorosa.

      1. Ah entendi, doutora, é que como fazia tempo que não ia ao dentista, pensei que poderia ter dentes para tratar.
        Eu estava preocupada em ela ter atingido a raiz, ou o osso.
        Mas me tranquilizou rs… só pra tirar a dúvida vou em outro profissional pra ver meus dentes se estão todos bons mesmo, já que ela nem olhou com o espelhinho, sabe. Foi tudo muito rápido.
        Muito obrigada Dra. Ana… agora ficarei tranquila, a sra é muito competente !!!!

        1. Pois é, Fernanda. É comum isso das pessoas irem ao dentista certas de que terão alguma cárie pra tratar, mas isso não é regra. É possível, sim, passar anos sem qualquer cárie… basta manter uma boa higienização.

  42. Oi dra. Ana, tem uma criança com 7 anos que seus 2 dentes da frente são permanentes, mas estão moles novamente!
    Se cair, vai crescer novamente? E se não crescer, tem algo que possa fazer p evitar que caia?

    1. Luana, se já são permanentes e eles caírem, não nascem outros no lugar. Mas é estranho que isso esteja acontecendo, é quase certo que essa criança bateu os dentes. Enfim… é preciso levá-la ao dentista / odontopediatra pra avaliar.

  43. Olá doutora,
    Tenho 17 anos e há uns dois dias eu comecei, por algum motivo, a ter a neura de que meu dente estava mole. Sempre tive uma boa saúde bucal e o aspecto da minha boca continua normal (gengiva rosada e sem inchaços, dentes não estão mais longos, não há sangramentos e o que tive, era muito pouco e em apenas um ponto da boca e eu acredito que foi por causa da escova nova que tem as cerdas mais duras, que eu havia trocado na noite anterior do começo dessa neura, mas deixou de sangrar já tem quase dois dias), porém quando faço aquele movimento de “vai-e-vem” com o dente, percebo que ele se move de maneira sutil e quase imperceptível, é possível que seja somente a mobilidade natural do dente?
    Uma outra dúvida é que eu sinto uns “estalos” nos dentes (que até onde me lembre, sempre senti, mas mais frequentemente agora) mas não há nenhuma mobilidade anormal neles e quando perguntei aos meus pais, eles disseram quem também sentiam isso. Isso pode ser por causa de acabar mexendo bastante neles com a língua/dedos nesses dois dias ou de ranger os dentes?

    1. Tiago, me parece a mobilidade natural do dente, sim. E mexer nos dentes e ficar “testando” essa mobilidade o tempo todo pode acabar levando a uma mobilidade anormal. Então, não faça mais isso, ok?!

      1. Olá Doutora Ana! Notei que meus dois dentes incisivos da parte de baixo da arcada dentária estão um pouco moles e minha gengiva sangra em alguns pontos quando passo o fio dental. Percebi que tem umas manchinhas brancas na gengiva, um pouco abaixo dos dentes. Nao me lembro se antes eu as tinha… é normal?? Posso mandar uma foto pra você ver?

  44. Doutora, eu tenho costume de empurrar meus dentes com a língua e tbm tenho a impressão dele estar se mexendo… e tbm fico empurrando com o dedo pra ver se ele ta mesmo, mas n sei, na vdd eu sinto ele mexer um pouco, e fico pensando se ele ta msm mole… Será que é só impressão minha por mexer mt ou ele realmente ta mole? Ps: se eu parar de ficar mexendo, ele volta ao normal? .-.

    1. Ruanny, não sei se o seu dente está mole mas, se estiver e você continuar mexendo, vai ficar mais. E se não estiver, vai ficar mole só de você mexer. Então PARE COM ISSO, ok?! Nossos dentes não são fixos diretamente ao osso, mas entre o osso e a raiz existe uma série de fibras chamada “ligamento periodontal”, que confere um “amortecimento” ao dente. Provavelmente é esse amortecimento que você está percebendo… e isso é normal. Se mesmo depois de dias de ter parado de mexer você continuar achando que seu dente está mole, procure um dentista pra avaliar e tirar a “cisma”.

  45. Ola doutora, percebi que meu dente esta mole e logo fui ao dentista, ele fez uma raspagem e falou que eu estava com placa bacteriana e falou que daqui uns dois dias meu dente ja ia dar uma melhorada, falou que eu estou com gengivite, sera que meu dente vai cair?

    1. Aline, se você melhorar BEM a higienização e mantê-lo limpo, não. A gengivite vai embora e tudo deve se resolver. Mas você vai ter que se comprometer em escovar e usar o fio dental direitinho, ok?!

        1. Jessica, logo em seguida da raspagem, isso pode acontecer. Não que seja “normal” em si, o normal é não ter mobilidade dentária mas, com a raspagem e o passar dos dias, desde que você mantenha uma boa higienização, essa sensação vai passar.

  46. Olá Ana, quando criança perdi dois molares da arcada inferior, um de cada lado da boca e agora aos 40 anos meus dentes estavam ficando espaçados, por isso estou usando o aparelho ortodôntico e daqui a algum tempo vou implantar os dentes faltantes. De uns dias pra cá comecei a sentir o meu dente pré molar bambo, achei que fosse impressão, mas ao observar no espelho pude contatar que ele está mole mesmo, mas não dói, estou muito preocupada com medo de perde-lo e só tenho consulta com o meu dentista daqui há dez dias, você acha que corro o risco de perde-lo? Por favor me oriente, obrigada.

    1. Miriana, como o pré-molar está “livre”, ele migra, ou seja, vai pra onde quer. A tendência, pela falta de apoio, é ele inclinar em direção ao espaço, o que pode causar um monte de problemas, perda óssea, etc.. Nesse post tem um vídeo que explica bem essa situação –> http://medodedentista.com.br/2012/01/a-falta-que-um-dente-faz.html

      Então: seu dente deve estar mole mesmo, não é só impressão sua. Não acho que haja risco imediato de você perder seu dente, mas é preciso pensar em reabilitar com prótese esse espaço “vago”, tanto pra melhorar sua função mastigatória quanto pra manter esse dente viável.

  47. As vezes tenho a impressão de que meu dente da frente tá mole, mas aí quando vou ver ele não está. Eu sinto ele mexendo, sinto que ele pode tá ficando mole, mas como já disse, sempre que vou ver no espelho, ele não tá :/ será que é só impressão mesmo? Eu vou no dentista saber, para poder ter a opinião de um profissional, mas o que a senhora acha?

    1. Eu acho que é só impressão sua, Valkiria. Nossos dentes não são fixos diretamente ao osso, mas entre a raiz e o osso há uma série de fibras chamada “ligamento periodontal”. O ligamento periodontal proporciona um “amortecimento”, que você deve estar confundindo com mobilidade.

  48. Dra. Ana, bom dia! Tudo bem?

    Gostaria de tirar uma dúvida referente a uma cirurgia de extração que fiz…

    Semana passada (sexta feira dia 29), eu realizei uma cirurgia para retirar um dente incluso, no caso, dentro da gengiva em cima do dente 13.

    O dente 13 era de leite e infelizmente o dente permanente que estava dentro da gengiva foi perdido, pois não tinha como puxar com o aparelho ortodôntico, por conta da má posição em que se encontrava, e por isso terei que fazer implante.

    Por conta desta cirurgia, o dente ao lado ficou bem dolorido porque perdeu muitos ossos e minha dentista comentou que eu tenho o risco de perde-lo também (caso os ossos não voltarem naturalmente). Por isso, minha dentista pediu para eu “esquecer” que tenho esse dente, justamente para ele se “fixar” melhor…

    Tenho 20 anos e estou com receio de perder este outro dente… Por acaso, dentro dessas circunstâncias, você acha que meus ossos podem voltar naturalmente? Ou teria algum outro jeito de salvar este dente?

    Fico na expectativa de sua resposta.

    Att

    Danilo

  49. É normal um dentista tirar em um procedimento pedaço de gengiva? Fiz raspagem e percebi que as raizes de dois dentes meus estao aparecendo muito, e isso está me deixando tensa, achando que eles podem cair. O que eu faço?

    1. Aline, se você fez raspagem e havia alguma perda óssea, é esperado que a gengiva retraia um pouco. Então, creio que o seu dentista não removeu gengiva, ela apenas “grudou” no osso sob ela (e a intenção é essa, mesmo). Esse é um “efeito colateral” comum da raspagem.

  50. Doutora, hoje eu tava passando o fio dental e percebi minha gengiva meio mole, ela parecia até soltar do dente se eu botasse força no fio dental puxando, e sangrou um pouco.
    Marquei a consulta já, meus dentes não estão moles.
    Vou perder meus dentes?

    1. Não vejo razão pra você perder seus dentes, Lukas. Mas talvez haja algum alteração gengival, como uma gengivite. O dentista vai avaliar e confirmar (ou não) isso.

      1. Fui ao dentista, Doutora.
        Ele me falou que era gengivite mesmo, mas disse que não é nada grave e fez uma limpeza/raspagem (tinha um pouco de tártaro) e disse que iria cuidar de algumas cáries, perguntei se eu tinha alguma doença mais grave, mas ele me garantiu que não. Ele também viu minha panorâmica.
        Tenho algumas perguntas:
        Depois dessa limpeza quanto tempo demora pra gengiva voltar ao normal? (não sangrar mais, ficar da cor normal de novo)
        Ele me falou também que eu estou botando muita força na escova ao escovar os dentes e que isso pode me prejudicar. Pode mesmo, Doutora? De que forma?
        Devo confiar nesse dentista mesmo? Será que não tenho nada mais sério? Devo ir a outro dentista?

        1. Nos próximos dias a gengiva já deve parar de sangrar, DESDE QUE você faça uma boa escovação e use o fio dental, pra não acumular placa bacteriana. A escovação com força pode machucar e causar recessões gengivais (embora, atualmente, essa conseu^wncia seja discutível). Não vejo razão pra você não confiar no seu dentista, não me parece que você tenha algum problema periodontal mais sério.

  51. Oi dra, eu tenho 15 anos e eu sempre tive uma má escovação, agr eu estou cuidando melhor dos meus dentes (inclusive agr eu to passando fio) rsrs, mas eu estou com os quatro dentes do fundo moles (n tenho o siso ainda), mas oq eu queria saber é se, agr que eu mudei o meu habito de ter uma má escovaçao pra uma boa, eles voltam ao normal sozinhos ou eu realmente tenho q ir no dentista pra ele arrumar?
    Por favor, n mande a resposta no e-mail pq eu ñ lembro a senha, mas n da pra mandar sem preenche-lo.

    1. Matheus, melhorar a escovação vai ajudar muito a resolver o problema… mas você TEM QUE IR no dentista. Se há dentes moles, o dentista precisa identificar o motivo. Aos 15 anos, há uma chance que esses dentes sejam de leite mas, se não forem, pode ser o início de um problema periodontal e, se você não tratar, pode perder esses dentes. Então, não demore muito pra procurar ajuda.

  52. Olá Dra!
    Meu nome é Priscila, tenho 20 anos e sou fumante, eu uso aparelho ha 3 anos e percebi ha pouco tempo que meu dente está mole por causa de tartaro, meu dentista me aconselhou fazer limpeza mensalmente, ja que nao é tao facil parar de fumar, e minha dúvida é se eu corro risco de perder meus dentes por causa do tartaro?

    1. Priscila, se você não deixar o tártaro se formar ou removê-lo periodicamente, ele pode entrar por baixo da gengiva e estimular a destruição do osso que segura os dentes. E aí, você pode perder seus dentes, sim.

  53. FIZ UM CANAL NO DENTE HA ALGUM TEMPO, ESSE CANAL CAIU E O DENTE TA MOLE, NÃO POSSO EXTRAIR AGORA POIS TENHO UM TRABALHO NESSE PERIODO QUE NÃO POSSO FALTAR, EXISTE ALGUM PALIATIVO QUE TENHA PROCEDIMENTO RAPIDO ATE PASSAR ESSE PERIODO E DAR INICIO AO TRATAMENTO CORRETO?

    1. Extrair (se é que há indicação de extração, mesmo) o dente não impede você de trabalhar, Cleidiane… a não ser que seja um trabalho que exija muito esforço físico. Não existe paliativo, é preciso tratar de acordo.

  54. Doutora, tenho 10 anos e meus dentes caninos (os dois de cima) estão moles, e eles não são de leite, o que eu faço, não quero ficar sem meus dentes.

  55. Bom dia, doutora. Doutora, esses dias eu to sentindo os meus quatro dentes da frente moles, é do nada, e eu só tenho 15 anos . Se puder me ajudar fico agradecido !!

    1. Raonni, difícil dizer a causa só com base no seu relato… pode ser um problema periodontal (nos tecidos de suporte dos dentes: osso e gengiva) mas pode ser, também, que você apenas tenha dormindo pressionando eles contra o travesseiro, causando essa mobilidade. Se isso continuar nos próximos dias, procure um dentista pra avaliar.

  56. Olá,

    Recentemente precisei extrair um dente da frente (este que fica ao lado do canino), e durante a extração a dentista usou o canino como apoio, ou errou na hora de puxar, não sei. O canino ficou bambo, molinho, na mesma hora. Ela disse que eu ia perder esse canino. Será que vou perder esse dente tbm? O que pode ter acontecido?

    1. José, é normal que o dente ao lado do extraído seja usado como apoio, faz parte da técnica. Agora… se o canino está muito mole, alguma coisa aconteceu: ou há pouco osso em volta dele por um problema periodontal, ou a raiz dele está fraturada ou… há alguma outra razão que precisa ser investigada. Você pode perder esse dente sim, mas antes de concluírmos qualquer coisa é preciso entender o que causou isso. Converse com a sua dentista.

  57. Oi, meu dente ficou mole da noite pro dia! Sério, eu fui dormir e ele estava normal, e daí quando acordei estava o pouquinho mole e doendo, tem alguma explicação? Tenho 15 anos.

    P.S: esse dente é meio torto (desde sempre) e acho que vou ter que usar aparelho por causa do mesmo.

    Por favor me responda, não quero perder meu dente 🙁

    1. Não vejo razão pra você perder seu dente, Moisés… a não ser que ele seja ainda de leite, improvável – mas possível – na sua idade. Uma possibilidade é que você tenha dormido pressionando ele de alguma forma por muito tempo, no travesseiro ou com a mão, por exemplo. Se for isso, entre hoje e amanhã essa mobilidade se resolve de forma espontânea, mesmo.

    2. Olá, Ana. Como vai?

      No último final de semana notei que meu incisivo lateral superior começou a estalar. Ele é levemente torto, mas nada tão perceptível. E, toda vez que o empurro com a língua, sinto que faz um “tec”. Não sinto dores, nenhum tipo de incômodo, nada. Apenas o “tec”.

      Vistei um dentista e ele comentou que não tem nada de errado com o dente, porém não soube dizer o porque tem acontecido o estalo.

      Tudo indica que tenho bruxismo, porque algumas vezes percebo que acordo pressionando os dentes. Você acredita isso possa de certa maneira ter traumatizado ou até mesmo lesionado o dente? Ou esse estalo em alguns casos são completamente naturais?

      Desde já agradeço sua atenção.
      Abraço!

      1. Natacha, esse “tec” revela uma possível mobilidade… e a mobilidade pode ter a ver tanto com o bruxismo quanto com o fato de você ficar empurrando dente com a língua. PARE de fazer isso, ok? Continue observando e não demore muito pra marcar uma reavaliação, porque se houver um problema periodontal (nos tecidos de suporte do seu dente, osso e gengiva) em curso, dá tempo de interceptá-lo.

    3. Boom dia doutora Ana, desculpe invadir o comentario do colega, mas nao encontrei o botao “comentar”.

      Bom, eu tenho um dente no fundo que era extremamente sensível, mas eu nunca dei muita atenção, e tomava sorvetes, coisas geladas, etc. Mas de um dia pro outro esse dente “perdeu” a sensibilidade, e agora parece estar mole e doendo bastante. Sei que devo procurar um dentista, e vou fazer isso. Mas eu to muito preocupado e com muita dor… Existe algo que pode ser feito a respeito antes de ir no dentista ?
      Obs: o unico modo dele parar de doer é colocando agua em cima dele.
      Mas logo a dor volta.
      Obrigado doutora, sucesso.

      1. Felipe, a sua descrição é clássica de necrose pulpar… ou seja, o “nervo” do dente “morreu”, havendo indicação de tratamento de canal. Procure um dentista pra tratar de acordo assim que possível, não há o que você possa fazer por conta própria além de colocar água fria pra aliviar e tomar algum analgésico (que não resolve o problema, apenas “mascara” a dor).

        O formulário de comentários tá lá em baixo, no fim da página, depois de todos os comentários. 😉

  58. Oi.
    Faz uns três dias que estou sentindo o meu dente diferente, ele é meio tortinho e parece que de repente comecei a sentir isso. Não aconteceu nada de diferente, só comecei a senti-lo. Estou enlouquecendo com isso. Será que é normal?
    Obrigada.

      1. São dois dentes (frontais inferiores), um é mais pra dentro e o outro pra fora, e estou sentido essa diferença. Lembra muito um dente mole ou como se um estivesse pressionando/apertando o outro.

        1. Uma possibilidade é que esse dente tenha entortado um pouco e esteja “batendo” errado com o de baixo, o que pode causa mobilidade. O ideal é procurar um dentista pra avaliar e ver se é necessário intervir.

  59. Doutora, você escreve muito bem (considere fazer um livro desse blog). Ontem caí um tombo e bati um dos dois dentes frontais superiores no chão, não trincou mas sinto um pequeno desconforto na gengiva. Graças a Deus não entrou nada para dentro (sim, a pancada foi nesse sentido, de baixo pra cima) Sinto que hoje já esta melhor que ontem, será que precisarei “fazer canal” ou em uns dias esse trauma vai desaparecendo como uma simples batida roxa na pele?

    1. Obrigada, Bruno. Tenho considerado a ideia do livro, sim. 🙂

      Parece que foi uma batida sem maiores consequências, cujos sintomas vão se resolver até espontaneamente. Mas o ideal seria avaliar com um dentista pra tirar a “cisma”, porque se houver algum dano, quanto antes ele for notado e tratado, melhor.

      1. Oi, queria saber se a mucocele apos retirada pode voltar ? Sendo que uso aparelho e fica incomodando muito, passei a perceber que a minha gengiva está ficando escura, o que será ? Pode me ajudar ? Bom dia!

        1. Alex, pode. Mas se ela for removida por completo (a glândula toda envolvida, no caso), dificilmente ela volta. O escurecimento da gengiva pode ser apenas pigmentação, principalmente se você for negro ou tiver ascendência negra.

  60. Boa tarde Doutora, bom, de uns dias pra cá tenho sentindo uns 2 dentes meio que estalando, quando empurro eles com os dedos. O estranho é que eles não estão aparentemente moles, porque quando eu pressiono com a lingua eles estão firmee e etc e tbm essa sensação some depois, só da as vezes.
    Tem horas que eu pressiono e não estala, mas algumas vezes estala.
    Fui a 3 dentistas e os 3 falaram que meus dentes não estavam moles, que era impressão, só falaram que eu tinha que fazer algumas restaurações e limpeza.
    Obs: mostrei minha panorâmica para os 3. To meio sem saber o que fazer, iniciei o tratamento com um desses dentistas (para as restaurações e etc), minha familia acha que eu to ficando paranóico com isso.
    Se eu tivesse algum problema, pelo menos 1 desses dentistas falaria, certo?
    Eles não estão se afastando, nem parecem mais longos, só esse estalo as vezes.
    O que você acha, Doutora?
    Obs: tenho 18 anos.

    1. Marlon, se você tivesse algum problema, os 3 falariam. Não me parece que você tenha algum problema periodontal, mas sugiro que você pare de empurrar seus dentes com o dedo, isso pode amolecê-los em médio prazo. Se você quiser tirar a “cisma”, procure um dentista especialista em Periodontia pra avaliar.

      1. Obrigado por responder, Doutora.
        Marquei com o periodontista pro dia 12 desse mês (não consegui marcar pra mais cedo por causa do carnaval).
        As vezes sinto estalando com a língua tbm, vou alertar meu dentista atual mais uma vez.
        Estou com muito medo, doutora.
        Se estiver com algum problema periodontal, ele deve estar no inicio né? Pois meus dentes não estão moles, só esse estalo em alguns e nem sempre.
        Ainda mais que os 3 dentistas viram o raio x e falaram que não tinha nenhum problema, se tivesse perda ossea eles veriam certo?
        Corro um risco muito grande de perder os dentes? Não queria perder meus dentes tão novo assim. Marquei logo consulta com 2 periodontistas, um pro dia 12 e outro pro dia 22.
        Ja até pesquisei sobre implantes, proteses…

        1. CALMA, Marlon. Você é jovem, foi avaliado recentemente e nao vejo NENHUMA razão pra começar a perder dentes. Se houvesse perda óssea relevante na radiografia, os dentistas teriam visto, pode ter certeza. Fique tranquilo.

  61. Desde criança tive os dois dentes frontais superiores alinhados, no entanto, com 18 anos percebi que eles começaram a se afastar. Hoje, com 24 anos, percebo que eles estão bem distanciados, em torno de 2 ou 3 mm. Notei também que os dois inferiores frontais, que passaram a maior parte de minha vida alinhados, hoje estão mais juntos, apinhando.
    Quais seriam os motivos para essas mudanças em fase adulta? Quais são as opções de tratamento?

    Obrigada.

    1. Danielle, as opções de tratamento visam fechar esses espaços OU com aparelho OU com restaurações estéticas. Mas surgir espaços entre os dentes em idade adulta não é algo esperado, e pode revelar um problema periodontal, como explico no texto. Então, sugiro a avaliação de um dentista especialista em Periodontia (periodontista)

  62. A parte da frente do meu dente (tipo o meio da gengiva) ta parcialmente cortado e sangra, quando “mexo” nesses dois dentes (os principais da frente) eles parecem estar moles, tenho 16 anos de idade e tenho medo de perde-los, por favor, me ajude.

    1. Gabriel, parece haver gengivite. Você não vai perder seus dentes, na sua idade é bem raro que se perca dentes por problema gengival / periodontal, mas você precisa procurar um dentista pra avaliar e tratar de acordo assim que possível. Enquanto isso, escove muito bem o local (e o resto também, claro 🙂 ). Não tem problema se sangrar, é sintoma da gengivite.

  63. Oi, tenho onze anos e onze meses, faço doze amanhã.
    Tenho uma dúvida. Na minha idade, meu penúltimo dente da parte inferior direita ficou mole, e ele soltou de um lado.
    Devo me preocupar ou posso arranca-lo?

    OBS: Eu não tinha sentido nunca o meu segundo molar (2 dente permanente) nascer nas quatro partes. (superior/inferior; direita/esquerda)

    1. Carlos, provavelmente estamos falando do seu segundo molar de leite. No lugar dele vai nascer o segundo pré-molar, que já é um dente permanente. Nesse caso, é normal e você não precisa se preocupar. Os segundos molares permanentes nascem lá atrás, depois de todos os dentes. E os sisos, quando você tiver uns 18 anos, vão nascer atrás ainda dos segundos molares.

      1. Oi Dra.,
        Meu dente permanente ta bambo, meio rosado querendo cair, e meio pequeno do que o natural. O que devo fazer ? Será que ele endurece sozinho ? obs: tenho 13 anos.

        1. Leticia, na sua idade e pela descrição que você faz, esse dente é de leite, e não permanente. Nesse caso, é completamente normal que ele esteja mole, portanto, deve cair.

          1. Ou você está confundindo ou realmente há um dente supranumerário (além do número normal de dentes), o que é bem improvável pois, nesses casos, o dente “sobrando” fica dentro da gengiva e nem nasce. Na dúvida, o ideal é procurar um dentista pra avaliar.

  64. BOA NOITE DRA.
    DE UM TEMPO PRA CA COMECEI A NOTAR QUE MEUS DENTES ESTAVAM FICANDO MOLES E A GENGIVA SANGRANDO, PENSEI QUE FOSSE GENGIVITE. SÓ QUE AGORA TODA A MINHA BOCA DOI MUITO, FICA DIFÍCIL ATÉ DE MASTIGAR, TEM SANGRAMENTO, E O PIOR, MEUS DENTES DA FRENTE ESTÃO TÃO MOLES QUE ESTÃO SE MOVENDO, JÁ ESTÃO BEM AFASTADOS E BEM PRA FRENTE, COISA QUE HA MESES ATRÁS NÃO ERAM. ESTOU TRATANDO VÁRIOS DENTES COM CANAL, SÓ QUE A CADA DIA APARECE MAIS UM. HOJE MESMO ESTOU COM MUITA DOR NO ULTIMO DENTE NA PARTE DE BAIXO. ESTOU MUITO PREOCUPADO, A DENTISTA JÁ FALOU DE PERDA ÓSSEA, QUE TENHO QUE FAZER CIRURGIA DE MAXILAR E TAMBÉM COLOCAR APARELHO. ME AJUDE SE POSSÍVEL, POIS ESTOU MUITO PREOCUPADO.
    CONTO COM SEU RETORNO.
    GRATO, SÁVIO.

    1. Savio, sua descrição é de periodontite, um problema bem mais sério que a gengivite, quando o osso em volta dos dentes começa a ser destruído. Esqueça o aparelho por enquanto, você precisa com urgência de tratamento periodontal, antes que você comece a perder dentes. Procure um dentista especialista em Periodontia (gengiva), isso se sua dentista já não for especialista. Se não, converse com ela pra ver se ela indica um especialista.

  65. Doutora, tenho 10 anos e tava mordendo uma tampa de canetinha, e meu dente permanente ficou mole, o que devo fazer, arrancar de novo ou nao mexer pra endurecer outra vez? Me de uma resposta.

    1. Camily, não mexer pra endurecer outra vez. Mas o ideal é que um responsável leve você ao dentista pra avaliar se está tudo ok, principalmente se é um dente permanente.

  66. Meu Deus, me ajudem por favor, a ponta do meu dente de trás, o último, tá mole e já extrai um dente uma vez, só que ele não dói, e vou fazer 12 anos dia 9 desse mês e as vezes a ponta dele fica muito mole, e quando um pego tipo quer quebrar, será se ele está mole naturalmente ou é algum problema, me ajudem, eu imploro.

    1. Alanna, primeira coisa: CALMA. Dentes moles em pessoas da sua idade são normais… provavelmente é um dente de leite. E, se não for, pode ser uma pequena fratura, o que tem solução. Peça que um responsável leve você no dentista pra avaliar, você vai ver, provavelmente é algo mais simples do que você imagina.

  67. Oi Ana, tenho 18 anos e sinto meus dentes bastante sensiveis, na escovaçao minha gengiva sangra e percebo tartaros nos dentes. Passerei com um dentista em breve, mas gostaria de saber se posso estar com doença periodontal. Estou com muito medo de perder meus dentes, pois a sensaçao que sinto neles de fragilidade me assusta.

    1. Pode, Amanda… embora na sua idade não seja comum a oença periodontal generalizada. Provavelmente seu quadro ainda é de gengivite, completamente tratável e reversível. Mas é essencial procurar logo um dentista.

  68. Dra., meu dente de trás ta doendo muito, parecendo que quer ser rancado, doi muito, tenho 13 anos, sera que corre risco de eu perder meus dentes? Vou tirar uma radiografia igual foi pedido, ela falou que possivelmente minhas raízes nao nasceram, tem umas caries aqui, mas vou tratar e por aparelho, e tomo muito antibiótico e não resolve nada, to com medo.

    1. Kailany, pode ser uma cárie… e se essa cárie for BEM grande, você pode perder seu dente, sim. Mas geralmente dá pra salvar o dente removendo a cárie e, se necessário, tratando canal. Não tome antibiótico por conta própria, não adianta nada (como você mesmo percebeu) e ainda faz muito mal. Peça que um responsável acompanhe você ao dentista pra avaliar.

  69. Olá Ana…
    Em fevereiro desse ano tive uma queda e meu dente de cima, da frente, desses mais centrais, ficou um pouco mole… li algumas coisas na internet e uma delas foi que ele poderia voltar ao normal se não usasse ele, se ele não sofresse mais pressões… bom, tentei fazer isso, mas escovo o dente todo dia e isso já é uma pressão eu acho… o dente continua do mesmo jeito e percebo que está acontecendo um leve escurecimento dele. Ser que ele ainda tem jeito?

    Obrigada.

    1. Escurecimento costuma ser sinal de problema de canal, Ronilse. Não há razão pra você perder seu dente, mas é preciso procurar um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  70. Olá, tirei meu aparelho e uns dois meses depois meu dente de baixo fico mole, fui no dentista e ele falou que era pq eu tava roendo unha (parei de roer a unha) e continua mole, uns meses depois senti vários dentes de cima com mobilidade, falei pro dentista e ele falou que nao tao moles, mas eu sinto eles moles, faz dois anos e meu dente de baixo continua mole e os meus de cima continuam com mobilidade. Eu nao sei mais o que fazer. Será que minhas raízes encutaram? Eles podem cair?

    1. Bárbara, se você tem essa sensação de mobilidade já há 2 anos, não deve ser só sensação. Sugiro uma radiografia panorâmica pra confirmar – ou não – reabsorção radicular. Pode ser o caso, sim. Converse com o seu dentista.

        1. Pra que eles caíssem, a reabsorção radicular teria que ser MUITO severa. É bem improvável que isso aconteça espontaneamente. E, no seu caso, nós nem sabemos se isso está acontecendo. Como você já removeu o aparelho, o estímulo à reabsorção cessou, então mesmo que haja alguma reabsorção, é provável que ela estacione e suas raízes não fiquem mais curtas do que já estão (se é que estão). Enfim… estou apenas supondo. Você precisa fazer uma radiografia panorâmica pra ver se realmente há reabsorção radicular.

  71. Olá doutora boa noite, estou aqui mais uma vez porque estou ficando com medo do meu dente que está dolorido e um pouco mole após uma extração que foi feita do dente 36 ha mais ou menos 2 meses e meio. Fui ao dentista, expliquei pra ele que o dente estava um pouco mole e dolorido, ai ele falou que esperasse mais um tempo, pois era a raiz do dente e só depois de algum tempo é que ele poderia me dar o diagnóstico. O que a senhora me diz? Será que vou ter que extrair esse dente também? Pois ele esta tão dolorido e no pé dele esta vermelha a gengiva que não consigo nem comer nada do lado dele. Me ajude por favor.
    OBRIGADA 🙂

    1. Não vejo razão pra extração, Maysa. Esse dente certamente foi usado como apoio na extração do 36, por isso está “abalado”. Mas se a dor é grande, é importante uma reavaliação, pode ser necessário algum procedimento ou entrar com medicação. Converse com o seu dentista.

      1. Eu estou colocando creme dental, doutora, na região da raiz que está um pouco exposta e ate que melhora mais um pouco quando coloco, e água oxigenada 10 será que pode colocar ou não ? Obrigada.

        1. Melhora por causa do flúor presenta na pasta de dente, Maysa. Quanto à água oxigenada, não ajuda em nada. Procure um dentista pra avaliar, ele pode aplicar um dessensibilizante e prescrever bochechos com flúor. enquanto você não for ao dentista, vai continuar doendo.

  72. Bom dia!
    Fui ao dentista tratar de um canal e o mesmo me solicitou a panoramica. Ao ver a panoramica disse que estou com periodontite com perda ossea, porem disse que não tenho tartaro e nem placa na gengiva.
    Gostaria de saber se o fato de eu ter tido um trauma nos dentes pode causar a perda ossea?
    Quando tinha 12 anos cai de bicicleta e fraturei a mandibula e tive uma forte pancada na parte da frente (tenho varias cicatrizes perto da boca), tive que usar por mais de 30 dias o aparelho que mantinha a minha boca fechada. Depois disso o dentista disse que teria que usar aparelho e fazer acompanhamento, porem por negligencia da minha mae nada foi feito.
    E eu acabei esquecendo com o tempo.
    Estou achando estranho ter perda ossea sem ter placa, e a maior perda esta justamente nos dentes que tive maior impacto.

    1. Bom dia Dra… Eu tenho 21 anos e bati meu dente (dente de cima da frente), foi uma pancada forte, no dia doeu e depois mais uns dois dias, agora parou de doer, sinto levemente mole, no dia da pancada ele foi pouca coisa para trás. O que eu devo fazer, ele pode chegar a cair ?

      1. Elen, primeiramente: você deveria ter ido ao dentsta assim que isso aconteceu. Quanto antes, menos a chance de sequelas. Dada a batida, é esperado que ele esteja mole, talvez seja necessário colocá-lo no lugar e fixá-lo com um fio (esplintagem). Enfim: o que você tem que fazer é procurar um dentista pra avaliar e ver se será necessário intervir. É improvável que ele caia, mas melhor não arriscar.

  73. Olá Ana, tenho 18 anos, estou usando aparelho faz um ano, mas tive carie entre os dois dentes da frente, fiz uma limpeza e tinha um pequeno buraco se formando entre esses dois dentes, a doutora fechou e fez a reconstrução desse meu dente, mas nesse mês observei que o meu dente esta mole demais, os dois da frente, isso e normal, estou com um pouco de medo.

    1. Katia, a sensação de mobilidade dentária pode ocorrer durante o tratamento ortodôntico, e não necessariamente é um problema. Na próxima consulta, chame a atenção da sua dentista pra isso, pra que ela possa avaliar o dente.

  74. Gente, eu estava chupando uma manga, ai um fiozinho da manga entrou no meio dos dentes, fui mexer para tirar e acabou ficando um pouquinho mole ele, mas não muito, foi só um pouquinho mesmo, e agora ele está diferente, tipo eu estou sentindo ele sabe, não está doendo só estou sentindo ele diferente.
    Quero saber se ele vai voltar ao normal?
    Espero que tenha entendido.
    Desde já agradeço.

  75. Boa noite, Doutora. Eu fiz uma protese fixa no meu dente da frente ja faz uns 3 anos, mas agora estou sentindo ele mole, o que eu posso fazer pra ele não cair? Pois estou com muito medo.

  76. Olá doutora!
    Em março te mandei uma pergunta sobre meus dentes em que eu dizia ter perdido mais de 60% da raiz. Durante esse tempo procurei vários profissionais e fiz outra panorâmica e periapicais e teve dentistas que me disseram não haver tempo determinado para eu perder os dentes e outros que os dentes poderiam aguentar até 10 anos ou mais, porém há 2 meses eu procurei um implantodontista que me pediu para fazer uma tomografia e quando retornei para saber o resultado ele me disse que eu só tenho 3mm de raiz nos dentes 11 e 21 e 6 mm nos dentes 12 e 22, devido a isso ele quer extrair os dentes 11 e 21 para por implantes e me disse que se eu demorar para faze-los vou perder osso e mais raiz tornando-se difícil para manter a estética dos dentes posteriormente, porém eu gostaria de fazer algumas observações: (desde de março quando descobri a gravidade do problema o meu antigo dentista me proibiu de usar a plaquinha para bruxismo e assim eu fiz, ele também colocou um levante para não ter contato entre os incisivos de cima com os de baixo, desde então, meus dentes ficaram com mobilidade mesmo com a contenção, tendo em vista que antes disso eu não tinha mobilidade alguma. Resumindo… eu não uso mais a plaquinha para bruxismo e meus dentes tem um pouco de mobilidade, porém sinto mais mobilidade nos incisivos de baixo que tem reabsorção, mas não é tão grave, do que nos incisivos de cima que a reabsorção é mais acentuada). Doutora, estou confusa e não sei o que fazer, pois cada profissional que eu procuro diz uma coisa diferente, estou com medo do que o implantodontista falou e pensei em fazer o implante, porém é muito caro e não tenho condições no momento. O que devo fazer? Qual o especialista mais indicado para eu procurar em um caso como esse? É realmente necessário eu por implantes agora? Estou perdida, não sei qual decisão tomar e estou pensando em até desistir de fazer tratamento para isso =/

    1. Jéssica, me parece inevitável, considerando a severidade da reabsorção radicular, que você um dia tenha que fazer implantes (ou usar ponte fixa / removível). Mas enquanto seus dentes estiverem aí, não é obrigatório. O ideal é realmente fazer logo pra preservar o osso, mas dada a situação, sugiro que você vá economizando pra, o dia que puder, fazer os implantes. O especialista indicado é o implantodontista mesmo, ou um protesista.

  77. Oi dra. Ana, fiz raspagem há uma semana e depois disso tô sentindo meus dentes da frente um pouco moles quando pego neles. Isso é normal? Pode ser apenas porque estou tocando muito neles durante esse tempo? Tô com medo de perde-los.

  78. Doutora, eu tenho 21 anos e hoje notei que um dos meus incisivos inferiores está um pouco bambo, ele balança um pouco se eu mexer com as mãos, se eu forçar com a língua ele não mexe, eu usei aparelho ortodôntico por 4 anos e recentemente mudei de dentista, então retirei o aparelho antigo e irei botar um novo (autoligado), quando ele retirou o aparelho antigo disse que eu estava com gengivite, mas ainda estava em estágio inicial e que era só eu manter uma melhor escovação com fio dental que melhoraria, tenho escovado do jeito que ele me pediu e notei este problema hoje, o que você acha que pode ser?

    Obrigado pela atenção, e meus cumprimentos pelo excelente texto!

    1. Nelson, não me parece que haja um problema periodontal, o que ocorre é que sem o aparelho a sensação de mobilidade dentária é comum, já que você usou aparelho por vários anos e, nessa época, por causa do aparelho, não era possível sentir mobilidade alguma, já que os dentes estavam fixos no aparelho. Em princípio essa mobilidade pode ser considerada normal, já que entre a raiz do dente e o osso já uma série de fibras chamada “ligamento periodontal”, que confere certo “amortecimento” aos dentes. Creio ser a essa mobilidade que você se refere. De qualquer forma, certamente você fará exames antes de colocar o novo aparelho, e se houver algum problema, será detectado nesses exames.

  79. Ola!
    Dra. Eu tenho dente levemente montado na frente. O dente incisivo lateral está um pouco por baixo do incisivo central. E acabo sentindo esse dente incisivo central um pouco móvel quando passo a língua.
    A dentista me indicou a usar aparelho ortodôntico.
    Mas estou com receio de colocar e amolecer mais.
    Ou ter esse problema na raiz do dente, como vi algumas pessoas falando aí nos comentários.
    Me diz sua opinião.
    Grata!

    1. Thai, se você quer corrigir o alinhamento dos seus dentes, só com aparelho. Não vejo razão, considerando seu relato, nem para o dente amolecer, nem pra haver reabsorção radicular.

  80. Olá doutora, tenho 14 anos e vim a reparar que um dos meus dentes, quanto mexo lá com a lingua, parece mexer. Eu realmente fiquei assustada e ainda não falei com os meus pais. Tentei mexer com os dedos depois de lavados e o dente não mexia. Mas eu lembro-me de quando era ser pequena de que os meus dentes de leite quando estavam a abanar que se eu tocasse com a lingua iria sentir desta forma. O que devo fazer e qual é a razão disto?

    1. Carolina, pode ser só impressão sua, já que os dentes não são fixos diretamente no osso, há um “amortecimento” entre a raiz e o osso chamado “ligamento periodontal”, que confere essa pequena mobilidade. Ou, considerando sua idade, é um dente de leite ainda.

  81. Ola Dra. Ana, então to com todos os dentes da frente moles e amarelados, com uma crosta bem escura na raiz de cada um, sou ex fumante e nunca fui ao dentista, minha gengiva doi tanto, vou ficar banguelo ou ainda tem salvação de recuperação?

    1. Jhoe, parece já haver um problema periodontal instalado (no osso e na gengiva em volta dos dentes)… a crosta escura deve ser tártaro. Procure um dentista (um Periodontista, de preferência) pra avaliar e tratar o mais rápido possível. Quanto antes, maior a chance de manter seus dentes com poucas sequelas.

  82. Bom dia Doutora,
    Tenho uma filha de 15 anos e esta semana ela notou que um dos dentes incisivo central está mole, ela assim como eu ficamos muito preocupados com isso, corremos ao dentista e em uma avaliação um pouco às pressas, ele informou que o dente pode ter amolecido por causa do nascimento do dente do siso que está forçando e entortando os dentes, ele indicou colocar aparelho, porém lendo as causas que você citou que pode amolecer o dente, não tem nenhuma que fala sobre o siso. Este amolecimento pode ser causado pelo siso mesmo?

  83. Doutora, por favor me ajude .
    Tenho 48 anos e os dentes na parte inferior são muito encavalados, devido a isso não consigo fazer a higienização direito e estão sempre acumulando placas e tartaros e eu vou pouco ao dentista porque sempre tomo tipo umas broncas quanto à limpeza, fico tão constrangida que fico sempre adiando com desculpas para não ir, já que dou prioridade para meus filhos que também tem dentes bem tortos e um esta usando aparelho, mas do ultimo mês pra ca dois dentes ficaram moles e, alguns dias atrás, mordi um doce duro e ele amoleceu mais ainda e começou a doer, agora quando como alguma coisa quente ou tomo liquido quente ou muito frio doi muito, será que tem salvação ainda ou e melhor eu arrancar logo ja que esta um muito para frente e o outro bem para tras e alto, com a gengiva bem embaixo e todo escuro, mesmo assim tenho medo de perde-los porque sei que não vou poder fazer nada postiço, ja tenho outro quebrado na parte de cima que não sei o que faço porque estou numa situação difícil, mas vou ter procurar um dentista, o que você me aconselha?

  84. Bom dia, usei aparelho durante uns 3 anos e tirei antes do tempo, pois o dentista disse que a raiz do meu dente estava diminuindo, fui em outro dentista recentemente e este disse que nunca viu uma raiz de dente tão curta, disse que tem dente que só ta com um terço da raiz, e detectou alguns um pouco moles, não soube dizer se foi erro de outro dentista. Gostaria de saber o que posso fazer para que meus dentes não caiam. Se não existir nenhum tratamento terei que implantar? Tenho 21 anos, agradeço desde já.

    1. Juliana, não há muito o que fazer além de remover o aparelho, o que já foi feito. O que ocorre é que, pra que o dente se movimente, o osso vai se formando e “sumindo”. Só que às vezes o nosso organismo se confunde e, em vez de acontecer isso com o osso, acontece com a raiz do dente. Mas, infelizmente, a raiz do dente só “some”, e não se forma mais novamente, como aconteceria com o osso. De qualquer forma, se a reabsorção radicular parar (e imagino que tenha parado com a remoção do aparelho), você não vai perder seus dentes.

  85. Olá, fiz uma exodontia recentemente, tem umas 72 horas, a minha presa teve um desvio e nasceu meu dente no “céu da minha boca”, e fiz pra retirar o dente para poder usar o aparelho, so que o dente que fica do lado da minha presa de leite esta mole. Eu corro o risco de ficar sem esse dente? OBS: a minha presa do lado direito é de leite, o dente que nasceu no ceu da boca era o permanente. Tenho 21 anos.

    1. Evelyn, provavelmente esse dente apresenta certa mobilidade porque foi usado como apoio durante a extração do outro dente. Em princípio, isso é apenas passageiro, não há razão pra você perder o seu dente.

    1. Não Jussiane, não é provável. Mas você tem que procurar um dentista pra avaliar se houve algum dano à raiz do seu dente e, assim, evitar que haja maiores problemas. Pode haver indicação de contenção, tratamento de canal, etc..

  86. Olá Ana, quando escovo meus dentes ele sangra (na maioria das vezes), e agora estou sentindo que um da frente está ficando mole. O que devo fazer ?
    Estou com medo !!!

    1. Procure um dentista (periodontista) o mais rápido possível, Kezia. Esses são sinais de gengivite / periodontite. Quanto antes você tratar, menos prejuízos.

  87. Olá Ana, estou um pouco aflita!! Fui ao dentista hoje para fazer limpeza, não tenho tártaro e gengivite, porém a minha dentista viu que um dente (o pré-molar) esta mole, e ela disse que não tem indícios de inflamação e gengivite. Uso aparelho, mas faz 1 mês que não tenho manutenção e tenho bruxismo. O que pode ser?!

    1. Daianne, pode ser um trauma oclusal. O aparelho movimentou esse dente e ele começou a “bater” de forma inadequada no arco oposto. O bruxismo piora o quadro, pois coloca ainda mais força sobre esse dente. Converse com a sua dentista, pode ser que um pequeno desgaste (ajuste oclusal) nesse dente resolva o problema.

  88. Bom Dia dra., gostaria q a sra. me ajudasse, estou muito preocupada com minha sobrinha, ela começou tratamento de canal do siso inferior, sabado dia 26/09, tomou anestesia normal, as 10:00 da manhã voltou sentir a boca normal, só q no fim da tarde umas 18:00 hrs, ela começou sentir o labio inferior, a boca do lado esquerdo dormindo, parece q ta morto, pode ate beliscar que não sente nada, e hj dia 29/09 ela continua com esse mesmo sintoma, não melhorou. É normal isso?

    1. Pode acontecer, Kelly. Geralmente parestesias / hipoestesias causadas durante a anestesia se resolvem de forma espontãnea em alguns dias. É preciso ter paciência.

  89. Oi, tenho 13 anos, tenho 6 dentes da frente moles, Já fui ao dentista, e ele falou que tenho um problema na gengiva, queria saber se meus dentes vão cair, estou com muito medo.

    1. Eduarda, não acho que seus dentes vão cair… mas se você tem um problema na gengiva, precisa tratar antes que haja maior prejuízo. Converse com o seu dentista.

  90. Ola Ana, ha um tempo eu sofri uma pancada e desde então sinto dor no dente, eu mexi nele e não notei nenhum movimento nel, mas tenho um sentimento que quando mastigo as vezes ele esta em posição diferente causando dor, alem de ter vezes que empurro ele com a lingua e fecho a boca e ele doi tambem, como se tivesse em outro lugar. O que voce acha que é e o que recomenda fazer?

    1. Gabriel, pode ser uma pericementite, que é uma inflamação em torno da raiz do dente. Isso causa um certo inchaço, por isso o dente parece mais “alto” ou mordendo “errado”. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  91. Boa tarde, doutora. Ha 3 meses estou usando aparelho, mas estou muito aflita com um determinado dente, o pre molar da arcada inferior, 2 semanas apos a instalacao deste dente ele ficou mole, antes da instalacao do aparelho foi identificado uma retracao intradental desse dente, a dentista disse q tenho perda ossea, meu pai tem periodontite e ela disse que é hereditario 🙁 , enfim, mas antes da instalacao do aparelho esse dente nem balancava, agora so d encostar o dedo ele se mexe, do outro lado o outro molar é bem firme, por isso que estou aflita acho que nao é mole devido ao aparelho, falei isso com a dentista, ela disse que é normal alguns dentes ficarem mais moles que outros com uso do aparelho, mas n me convenceu, no mes seguinte achei que ele ia se firmar igual do outro lado mas continua mole, n tem tartaro, fiz limpeza antes dessa retracao aparecer e depois estou fazenfo limpeza de 6 em 6 meses, n sou relapsa com a escovacao, sera que é medmo periodontite que surgiu neste dente localizada? Mesmo fazendo limpeza e tendo uma boa escovacao 🙁 se puder me esclarecer o q pode esta acontecendo agradeço.

    1. Bruna, realmente é comum que os dentes em tratamento ortodôntico apresentem uma pequena mobilidade. Porém aparelho ortodôntico não causa periodontite… e se você tem periodontite ATIVA, não pode usar aparelho. Já se o periodontite está sob controle, ok, desde que haja um acompanhamento rigoroso junto ao dentista / periodontista.

  92. Um dente meu ficou mole e dps de um tempo caiu.
    N sei se ele era de leite ou nao.
    Tenho 13 anos, no momento q ele caiu nao teve dor nenhuma, so sangramento e ele caiu quando eu estava comendo uma bala. Era o molar de leite de cima mais atras da parte de cima da boca (mas n sei se era de leite so disse q era molar de leite mais de tras pois nao sei o nome dele).
    Vou no dentista mas gostaria q respondesse, pois estou com medo de nao ser de leite.

    1. Maria, considerando a sua idade, era de leite sim. Imagino que tenha sido um dos molares de leite, onde vai nascer agora, um dos pré-molares, que já são dentes permanentes. Pode ficar tranquila.

  93. Boa noite, estou com um problema sério, minha gengiva próximo a raiz dos dentes inferiores na frente, acho que incisivos, não entendo de dente (risos),
    acontece que eles coçam por mais de 4 dias seguidos, fui ao dentista e o mesmo me disse que poderia ser o tártaro, mas disse que tenho o minimo possível, me passou um enxaguante bucal horrível que arde muito, rsrs, enfim usei e melhorou, em menos de 3 meses o problema voltou, sinto muita coçeira, latejam e meus dentes mexem, como se tivesse meio mole, confesso que coço, com palito de dente, gostaria de saber o que eu faço, porque isso vai e volta e tbm parece que a gengiva ao redor dos dentes estão rompendo, diminuindo, e tbm estão esbranquiçadas, o que pode ser? Desde já agradeço!

    1. Sindy, a sua descrição me parece de gengivite, talvez já o início de uma periodontite. Procure o mais rápido possível um dentista especialista em Periodontia pra avaliar.

  94. Dra, tenho problemas relacionados com cárie desde criança.
    Faz alguns meses que percebi que alguns dentes estão moles. Fui ao dentista, restaurações foram feitas em alguns dentes. Desde então, ao passar o fio dental entre os dentes percebo que o espaçamento entre eles aumentou. Comentei acerca de inflamação de gengiva e sangramento, que também tenho há um bom tempo. Para auxiliar na visualização de supostas cáries, o dentista solicitou uma panorâmica. No entanto, o dentista sequer citou a periodondite.

    Tenho impressão de que quanto mais profundamente passo o fio dental, mais mole fica o dente.

    Gostaria de uma opinião acerca do que foi descrito.

    Já agradeço e parabéns pela iniciativa e pela qualidade do site!

  95. Oi, dra. tenho 31 anos e estou com um dente com mobilidade na parte superior, bem na frente, será que vou perder este dente?
    Pois tenho bruxismo, se caso eu fazer o tratamento ele volta ao normal?

    1. Aurelia, depende da causa dessa mobilidade. Pode ser um problema periodontal (no osso em volta do dente), endodôntico (de canal) e/ou consequência do bruxismo. A chance do seu dente voltar ao normal com o tratamento é muito grande. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  96. Dra, boa noite!
    Eu fiz a extração do siso e sem querer o doutor bateu uma das ferramentas dele no meu dente da frente. Não está mole, mas quando coloco a mão sinto ele dolorido. Pode ter ocorrido alguma coisa? Corre o risco de quebrar?

    1. Priscila, dada a batida, é esperado que ele fique dolorido. Em princípio, sem maiores consequências. Se começar a doer de forma espontânea ou você perceber outros sintomas (inchaço da gengiva, alguma secreção, mobilidade, etc.), entre em contato com o seu dentista pra reavaliar.

  97. Boa noite Dra., gostaria muito de tirar uma dúvida, minha filha tem 12 anos e tem bruxismo (ela range bastante os dentes a noite), e hj de tarde ela se queixou q o dente de cima da frente esta meio mole, e sensivel. Será q vai cair? Pode ser do bruxismo? Ele pode voltar a ficar duro ? help

    1. Kelly, parece ser bruxismo, sim. E o dente pode estar mole por causa disso. Não acho que ele vai cair, mas é essencial procurar um dentista pra avaliar, talvez esse dente esteja “batendo errado” no arco oposto, o que piora o problema. Um pequeno ajuste (desgaste) pode ajudar, além do controle do bruxismo, em si.

  98. Doutora, cerca de dois meses atrás fiz a extração de dois caninos superiores inclusos que estavam acima dos incisivos laterais, a recuperação foi tranquila e notei que no local da gengiva onde os caninos se encontravam, a pele estava esticada, e aos poucos ela vem se re-adaptando a superfície, porém eu notei ha umas semanas atrás que um dos dentes incisivos laterais está um pouco mole, é normal isso?

    1. Karlheinz, pode ser. O osso na região das extrações ainda está se formando. Mas se você achar que há muita mobilidade, não hesite em procurar seu dentista pra reavaliar e ver se está tudo ok.

  99. Olá boa noite! Minha filha tem 5 anos e começou a cair os dentes de leite dela. Tem 30 dias mais ou menos que caiu os 2 primeiros de baixo. Agora esta mole um de cima. Ontem ela me questionou que o primeiro que caiu ta mole… eu nao acreditei, mas quando fui ver, esta sim um pouco mole!!! É possível??? Ele acabou de nascer!!!!
    OBS: Ela range muito os dentes durante o sono, tem alguma coisa a ver?

    1. Mirlene, essa mobilidade pode ser normal, até porque a raiz do dente permanente ainda se formando. Se sua filha range os dentes, é possível que venha colocando muita força sobre esse dente, mais uma razão pra mobilidade. Enfim… sugiro que você a leve ao odontopediatra pra avaliar e ver se está tudo ok ou se é necessária alguma intervenção.

  100. Ola, levei uma pancada no dente da frente e desde então ele esta dolorido e parece meio molengo, é normal ele ficar bambo? Mais ou menos quantos dias pode demorar para ele voltar ao normal? Desde já obrigada pela atenção.

    1. Nanda, considerando a pancada, não é de se surpreender que seu dente esteja “bambo”… mas não dá pra dizer que é normal. Procure um dentista pra avaliar se houve algum dano à estrutura do dente. Quanto antes, melhor, pois se houver alguma alteração, quanto antes ela for tratada, menores as chances de sequelas.

  101. Olá, dra. Parabéns pelo blog.
    No sábado levei um trauma em um dos incisivos superiores, pois minha irmã me deu uma ‘cabeçada’. Doeu na hora, mas agora só dói quando passo a mão e quando vou colocar a contenção (uso contenção desde que retirei o aparelho fixo e já tenho um caso prévio de reabsorção radicular externa). Será que vou perder este dente ou ele vai escurecer?

    1. Ana, não dá pra dizer se houve algum dano só pela sua descrição. Pode ser que não. O ideal seria procurar um dentista pra avaliar, até pra você ficar mais tranquila a respeito.

  102. Doutora, eu já fiz uso de aparelho por três anos, e os meus dentes da frente superiores foram para frente (eles são grandes). Numa radiografia a dentista me disse q tenho reabsorção radicular severa. Os dentes foram para frente porque tenho o posicionamento da língua errado, que empurra o dente para frente (vou tratar com uma fono). Não tem espaço para colocá-los de volta e teria que extrair um dente para colocá-los de volta, com o risco de perder os dentes caso coloque aparelho, ainda mais que para colocá-los para trás de volta seria feito muita força. Eu vou optar por não colocar. Futuramente, devo extraí-los e colocar implante? Principalmente pela questão estética. Tenho apenas dezessete anos e fiquei arrasada com isso.

    1. Karen, e por que há risco de você perder seus dentes caso use aparelho? Sua dentista disse isso? Há algum tipo de problema nas raízes deles, como reabsorção radicular? Porque independentemente da movimentação que os seus dentes precisem, a força usada é controlada, não existe “colocar força demais”, a não ser que o dentista faça da forma errada. Então, ao meu ver, você pode ficar tranquila, não vejo motivo pra você perder os seus dentes e nem pra pensar em implantes, por enquanto (muito menos pra extraí-los já pensando em implantes).

  103. Olá, doutora. Tenho 19 anos e meus sisos inferiores começaram a incomodar, fui ao dentista e tive a confirmação de que teria que extraí-los, no momento meu siso inferior direito está inflamado há quase uma semana, sangrando ao escovar (ainda assim escovo e um dia desses escovei até sair todo o sangue), inclusive. Dois dias atrás percebi uma mobilidade no primeiro molar inferior direito, próximo ao siso inflamado. Escovo os dentes duas vezes ao dia e passo fio dental todos os dias, há menos de dois meses fiz uma limpeza no dentista, no laudo da radiografia não saiu nada referente à perda óssea e o dentista não comentou nada sobre. Não tive nenhum trauma. O que pode ser? Algo relacionado ao siso (na radiografia fica claro que ele está empurrando os outros dentes)? Corro o risco de perder o dente? Estou com medo de passar fio-dental, devo passar?

  104. Olá Dra. meus dois incisivos centrais estão com mobilidade de aprox. 0.5 décimo de mm, essa mobilidade é comum? Sinto que quando mordo, os demais dentes fazem muita pressão nos incisivos, o aparelho pode corrigir isso? Obrigado!

    1. Fernando, pode ser normal sim, já que nossos dentes não são fixados diretamente ao osso mas, entre o osso e a raiz, há uma série de fibras chamadas ligamento periodontal que oferecem “amortecimento” aos dentes. Mas se você acha que os incisivos estão recebendo mais força que os demais dentes, sugiro a avaliação de um ortodontista… o aparelho ortodôntico pode corrigir isso, sim.

  105. Dra. Ana, bom dia!
    Estou com um dente inferior na frente dolorido e com certa mobilidade ao lado do canino, o dente não tem cárie e o canino que não doi, precisa de tratamento de canal, já fiz RX e o tratamento do canal marcado.
    O que pode estar causando essa mobilidade e dor?

    1. A infecção, Lais. Essa infecção pode ter origem apenas no canal ou ser uma combinação entre problema endodôntico (canal) e periodontal (gengiva). O tratamento de canal deve controlar a infecção e, portanto, a dor.

  106. Olá Doutora!
    Mais ou menos 3 anos atrás eu sofri um acidente de carro e bati meu rosto no banco, meu dente da frente quebrou um pouco na ponta e ficou sensível, notei que ele foi um pouquinho pra frente e um pouco mole, mas não muito. Não pude ir no dentista porque tive vários problemas… Acha que ele ainda pode cair mesmo depois desse tempo? Irei ver isso daqui pro final do ano, mas estou com medo de algo acontecer com ele.

    1. Ane, dependendo do dano, seu dente pode ter indicação de extração, sim. Mas não dá pra afirmar isso só com base no seu relato. Procure um dentista assim que possível.

  107. Oi Doutora, tenho 17 anos e nunca fui ao dentista, so uma vez quando pequena, pois tenho uma medo enorme de agulhas e tudo mais, e isso sempre me impediu de ir, e eu nunca senti dor de dente ou algo do tipo. Ha uma semana estava com uma dor estranha na boca, nem parecia de dente, e ontem percebi que 3 dentes meus de baixo da parte da frente estão bem moles. Estou com medo deles cairem, minha mãe falou que não foi todos meus dentes de leite que caíram e eu estou mega preocupada. E eu ainda sinto uma dorzinha no dente mas nao em todos, so em 1. Eu vou ao dentista, mas antes queria saber o que pode ser isso e se vou perder os dentes :c

    1. Gislaine, dente mole, na sua idade, não é normal… ainda mais dentes da frente, é altamente improvável que sejam de leite (a não ser que você não tenha algum dente permanente, que ele não tenha se formado e o dente de leite não caiu por causa disso). Compreendo que você tenha medo, mas sugiro que você procure um dentisa o mais rápido possível. Se for um problema periodontal (no osso em volta desses dente moles), quanto antes melhor, pra evitar qualquer problema mais sério (a perda de dentes, inclusive).

  108. Olá!
    Eu usei aparelho por um tempo por insistência de familiares, mesmo achando que era mais por um problema estético (havia muito espaço entre meus dentes). Enfim, achei que o tratamento duraria no máximo 6 meses mas acabou durando 2 anos. Hoje, 6 meses após a retirada, senti os dentes da frente (da parte de baixo) moles, e minha dentista disse que era porque os dentes de cima ficaram mal posicionados e bateram nos de baixo. Eu não usei nenhum tipo de contenção e ela me recomendou o uso. Então eu gostaria de saber: a contensão pode resolver o problema? Eu tenho uma boa higiene dental, nunca tive problemas, meus dentes e minha gengiva aparentam ser saudáveis, mas tem grandes chances de ser um problema periodontal?
    Obrigada desde já!

    1. Ana, a primeira coisa a se fazer é a diagnosticar o problema: ou é problema periodontal (e a “batida errada” dos dentes de cima com os de baixo pode ter causado isso, sim) ou houve reabsorção radicular. As 2 situações explicariam a mobilidade que você descreve. A contenção não faz movimentação dentária, apenas mantém os dentes onde eles estão… então usá-la, agora, não seria vantagem.

  109. Olá doutora, boa tarde.
    Usei aparelho por vários anos e o tirei em 2012.
    Porém ha um tempo tenho a impressão de meus dois dentes incisivos de cima estarem moles, mas não é a todo momento. Geralmente sinto isso quando pressiono os lábios para dentro quando passo batom por exemplo. Esses dois dentes são grandes. A senhora acha que eles estão realmente moles ou é apenas impressão?
    Uma observação é que fui na dentista fazer uma limpeza esses dias, não comentei nada sobre eu achar que estão moles, e ao olhar dela parecia tudo normal… mas nunca se sabe.

    1. Se a dentista não disse nada, acho que é impressão sua, Mary. Os dentes não são fixos diretamente ao osso, mas entre suas raízes e o osso existe uma série de fibras chamada “ligamento periodontal”, que confere certo “amortecimento”. Então, se a gente empurra um dente saúdável, ele mexe um pouquinho mesmo. De qualquer forma, se você achar necessário, entre em contato com a sua dentista pra ela avaliar.

  110. Oi Dra. Ana, fui na dentista no final do ano passado e estava tudo certo, aí fui no início desse ano e a outra dentista reparou que o dente da frente estava mole, perguntou se foi pancada mas não. Mesmo eu tendo ido essas vezes e estar tudo bem, eu poderia ter periodontite? A questão é que eu usei aparelho também e não terminei o tratamento.
    Desde já, obrigado pela atenção a esses problemas de todos nós.

    1. Bruno, sim, mesmo nesse curto espaço de tempo pode ter se desenvolvido um problema periodontal. É preciso avaliar, radiograficamente inclusive, pra identificar a causa dessa mobilidade, que pode por motivo periodontal, mas pode ser, também, por reabsorção radicular (considerando que você usou aparelho).

  111. Olá Dra. Ana!!
    Fiz um implante dentário, só que a coroa ficou muito grande, fazendo com que o dente do lado ficasse dolorido, voltei ao consultório e a dentista regulou o tamanho do dente, só que no dia seguinte percebi que o dente estava mole, quando balanço ele se move. Será que vou perder outro dente e terei que fazer um novo implante por conta disso?
    Agradeço desde já!

    1. Cássia, é preciso determinar se o implante está mole ou se a coroa está solta, o que são coisas diferentes. Se a coroa está solta, bastaria recimentá-la / reparafusá-la. Já se o implante está mole, você pode perder o implante, sim. Enfim: procure sua dentista pra reavaliar.

  112. Dra., estou bastante preocupada… Estou usando aparelho fixo há cerca de três meses e até agora só havia sentido dor na primeira semana. Há dois dias tive minha consulta mensal e pela primeira vez desde a adaptação do aparelho eu senti dor. Restringi minha dieta a coisas fáceis de mastigar e o desconforto está desaparecendo gradualmente. Até aí tudo normal. O problema é que tem um único dente que parece estar mais sensível que os demais. A sensibilidade nesse dente também está diminuindo gradualmente. Ontem eu não conseguia sequer fechar a mandíbula que esse dente doía, hoje eu já consigo encostar nele, mas não consigo mastigar coisas um pouquinho mais duras (como pedaços de carne) do lado desse dente, embora do outro lado eu já consiga me alimentar normalmente. Isso é normal?

    Eu costumo passar o fio dental todos os dias. Não vou mentir, eu não passo depois de todas as refeições, mas eu passo fio pelo menos uma vez por dia todos os dias. Uma coisa que eu notei ontem é que ao passar o fio de um dos lados desse dente que está doendo eu senti uma dorzinha na gengiva. Não sangrou, e a gengiva não está inchada, e eu também não sinto esse incômodo em nenhum outro dente, nem mesmo quando eu uso o fio no dente imediatamente ao lado desse que está doendo. Pode ser que eu tenha machucado a gengiva ao passar o fio, porque o bráquete colado nesse dente que está me incomodando, tem um ganchinho, e como ele está mais para o fundo da boca o espaço é reduzido, então às vezes eu enrolo o fio dental no gancho e tenho dificuldades para desenrolar.

    Eu tô tomando cuidado redobrado com a higiene. Embora não passe o fio depois de todas as refeições, eu sempre escovo (prestando atenção e limpando dente por dente) e uso a interdental pra limpar os bráquetes e os lugares onde a comida acumular mais. Além disso eu visito minha dentista de quatro em quatro meses pra fazer profilaxia e prevenção (a última vez foi logo antes de eu colocar o aparelho). Não acredito que seja uma cárie, até porque creio que uma cárie tão dolorida provavelmente seria profunda, estaria se desenvolvendo há algum tempo (teria aparecido na radiografia da documentação ortodôntica) e teria chamado a atenção do meu orto essa semana, certo? Mas como não sei se é normal um dente doer mais que os outros durante o tratamento ortodôntico estou meio preocupada…

    P.S.: Minha última consulta com o orto foi na quarta, e como é normal sentir dor/desconforto nas primeiras 48h eu ainda não o procurei ainda, mas se a dor persistir vou ao consultório dele na segunda-feira. Só estou perguntando aqui porque outra pessoa pode estar passando pelo mesmo problema, e se outro profissional me disser que esse desconforto não é necessariamente um indicativo de problema grave eu já ficarei um pouco mais aliviada. 🙂 Obrigada.

    1. Ana, a dor que você sente certamente é pela movimentação ortodôntica, portanto não é uma “dor de cárie” ou “de canal”, mas periodontal. Dadas as circunstâncias, pode ser considerada normal, sim. Às vezes doem todos os dentes após a consulta mensal no ortodontista, às vezes doem alguns, às vezes um só, às vezes nenhum… cada pessoa sente de forma diferente. De qualquer forma, relate esse sintoma ao seu ortodontista na próxima consulta.

  113. Olá, bom dia, meus dentes sempre foram certinhos, de uns 4 anos pra ca meus dentes da frente, na verdade apenas 1 dente da frente, eles separaram e o dente além de estar separado tmb esta levantando pra frente, a genvida esta alta acima do dente e ele esta mole e doi bastante, vire e mexe inflama. Eu gostaria de saber o motivo, não levei nenhuma pancada, nem tive acidente, e ainda tenho todos os dentes cisos, ele simplesmente separou aos poucos e agora esta uma abertura bem grande, me sinto tão mal e tão triste, pois eu tinha dentes lindos, um sorriso feliz, agora nem gosto de sair de casa, ainda não pude procurar tratamento por falta de grana, mas gostaria de saber ao menos um pouco, e o que seria melhor pra fazer no meu caso.

    1. Marcia, pela sua descrição você tem um problema periodontal, ou seja, não do dente em si, mas do osso em torno desse dente… por isso é que ele está mole e se afastando dos outros. Compreendo a questão financeira, mas você precisa procurar um dentista o mais rápido possível pra tratar isso, poque quanto mais você demorar, mais você arrisca a ter sequelas irreversíves.

  114. Bom dia dra, ontem a noite recebi uma pancada de um objeto de porcelana bem grossa no canto direito da boca, meu lábio cortou, precisei levar 3 pontos, porém hoje meus pré molares estão bastante doloridos embora não tenha notado nenhuma quebra ou rachadura nos dentes, preciso me preocupar?

    1. Matheus, em princípio, não. Mas seria prudente procurar um dentista pra avaliar, porque se houve algum dano, quanto antes ele for detectado e tratado, menor a chance de prejuízos pra você.

  115. Olá Doutora, ha algum tempo notei que alguns dentes meus estão meios moles, um até mudou de posição! Tenho problema com placa bacteriana, porém esse amolecimento começou quando meu ultimo dente começou a nascer, tem algo relacionado? E se não, qual o risco que tenho de perder os dentes?

    Apenas reformulando a pergunta: o nascimento dos Sisos pode provocar a mobilidade e até pequenas dores nos outros dentes? Tenho 20 anos e só agora meus Sisos começaram a aparecer! Percebi, ha algum tempo que meus dentes ganharam mobilidade e acho que tem algo relacionado a isso. Estou preocupado rsrs

    1. Carlos, acho improvável que os sisos estejam causando os sintomas que você relata. Acho que pode ser um problema periodontal associado à sensibilidade dentinária, já que você relata ter “problema com placa bacteriana”. Procure um dentista / periodontista pra avaliar.

  116. Olá doutora, tenho 20 anos.
    Então vou explicar minha história.
    Semana retrasada, em volta do meu dente incisivo lateral direito (na parte de cima), a gengiva tava super inflamada, e com pus. Corri pro dentista, tomei remédios e inclusive ele fez a raspagem. Esse meu dente sempre foi meio mole… ai deve mover uns 2mm – 3mm. Mas fiz uma radiografia na hora tbm, e eu tenho um canino incluso bem em cima desse incisivo lateral. Isso ocorre tbm do outro lado mas o outro incisivo sempre esteve firme.
    Enfim, terei que fazer toda a documentação pra ver qual é o problema da grande mobilidade, e se eu terei que extrai-lo pro canino descer.
    Mas a minha grande preocupação é, esse dente pode cair sozinho????? To morrendo de medo. Pois terei que viajar daqui 3 semanas, vou ficar quase um mês fora, e to morrendo de medo que ele caia sozinho. Fiz raspagem e tudo, mas nada.
    Enfim, ele move e estala as vezes. E tem um pequeno buraquinho perto da raiz.
    Me responda por favor, to desesperada.

    Ah esqueci de comentar que esse dente incisivo que ta com a mobilidade é meio sensivel. E as vezes sinto dor nele quando o toco.

    1. Não Sônia, certamente seu dente não vai cair. Não é assim tão fácil um dente permanente cair sozinho, teria que haver um comprometimento periodontal ou reabsorção radicular ENORMES pra que isso acontecesse. Não me parece o seu caso.

      1. Obrigada! Essa tal grande mobilidade deve ser por causa do canino incluso? Li na internet que pode ser canal, poupa inflamada tbm…
        Seria um desses casos mesmo? Espero que nao tenha risco mesmo de cair sozinho se for essas coisas mesmo.
        Agradeço… 🙂

        1. Não acho que haja uma grande mobilidade no seu caso, como disse. Mas supondo que houvesse, poderia ser pelo canino incluso reabsorvendo a raiz do incisivo lateral, algum problema periodontal, problema de canal… seria preciso avaliar pra um diagnóstico preciso.Eu acho que você pode ficar tranquila, por enquanto.

      2. Bom dia, Dra.
        Tenho 28 anos. Meu filho brincando deu uma cabeçada no meu queixo e eu mordi a boca, meu dente desde então ficou mole e dói muito, sinto ele rachado na parte de trás, quando empurro ele pra frente fica uma parte na raiz e a outra vai pra frente. Será que ele vai cair? Será que endurece de novo?

        1. Lia, se você percebe uma fratura, é preciso procurar um dentista pra avaliar a extensão dela. Se for uma fratura mesmo, o dente não vai “endurecer” de volta, é preciso tratar de acordo.

  117. Drª, boa tarde!
    Tenho um dente siso superior q desceu para ocupar o espaço do dente siso inferior, q está semi-incluso. Bem, ontem eu fechei a boca abruptamente e bati os dentes. Esse dente q desceu “entortou” com a força da mordida e desde então está doendo. Hoje acordei com a sensação de q ele tinha descido mais ainda e quando fecho a boca, sinto como se ele estivesse frouxo e é como se a raiz estivesse “espetando” dentro da gengiva (ou do osso), é muito incômodo, parece q o dente está caindo, deslocado ou algo assim. Está impossível mastigar com esse lado, não posso nem pressionar o dente com a língua q já sinto essas “cutucadas” dolorosas. Por fora, a gengiva está normal, não está inchada ou vermelha. Também tenho uma sensação de “coceira” no dente, ou na raiz, ou na gengiva, sei lá. Vou ao dentista amanhã, mas gostaria de ter uma ideia do q pode significar isso tudo. Quero extrair esse dente o mais rápido possível, sempre senti dó dele e agora o danado me faz sofrer desse jeito, ninguém merece. Alguma orientação pra me dar, Drª, por favor?

    1. Pamela, me parece que o melhor é extraí-lo mesmo, até porque, sem o siso de baixo, o de cima não tem função alguma senão doer. 🙂 Provavelmente você tem uma pequena pericementite, uma inflamação nos tecidos em volta da raz do dente, ocasionada pela “batida”.

      1. Muito obrigada pela atenção, Drª! Já fui ao dentista, q me receitou tomar um antibiótico de 12 em 12 hs e a cirurgia de extração foi marcada para depois de amanhã. Tenha uma ótima tarde 🙂

  118. Olá doutora, meu nome é Rafael, e de uns 4 anos para cá percebi que meus dentes inferiores estão um pouco moles, porém, doutora, desde que eu percebi que eles estavam moles esse amolecimento não progrediu, tem horas em que eles parecem firmes na minha boca, mas tem horas que eles ficam um pouco moles. Eu também percebi que estava com um pouco de tártaro nos meus dentes, mas isso demorou um pouco, só surgiu depois de algum tempo quando eu percebi que meus dentes estavam com essa mobilidade. Procurei um dentista, doutora, mas fiquei com receio de dizer isso, fiz várias restaurações, e também fiz limpeza, mas as vezes eu ainda percebo que esses dentes estão um pouco moles, estou preocupado com tudo que li, e gostaria de saber se eu posso estar com periodontite? Tenho retorno no dentista nessa quinta-feira. Doutora, por favor me responde, eu estou desesperado, estou com medo de perder meus dentes.

    1. Rafael, acho improvável qie você esteja com periodontite, já que passou por um tratamento dentário recentemente e o dentista não tocou nesse assunto. Mas na próxima consulta, relate essa sensação de mobilidade ao dentista pra que ele possa verificar. Creio ser apenas uma “sensação”, mesmo, já que os dentes possuem entre a raiz e o osso um “amortecimento” chamado ligamento periodontal, que dá essa mobilidade e que é normal.

  119. Olá, tudo bom?
    De uns anos para cá só consigo dormir de um lado, não tem jeito ,e meus dois dentes da frente ta igual o da foto acima, pior um pouco, o inicio de um ta na metade do outro, o que vou ter que fazer? Colocar aparelho, alguma coisa a mais? E tipo ja que eu durmo só de um lado isso sempre vai acontecer?

    1. Roberto, se você tiver doença periodontal – que é o assunto do texto -, pelo contrário, o uso de aparelho ortodôntico está contraindicado. Já se quando você diz que os seus dentes “estão como os da foto” você quer dizer que eles estão desalinhados, pode ser caso pra aparelho, sim. Mas sem uma exame mais detalhado não dá pra dizer, ficamos nós 2 aqui só “achando” 🙂 . Procure um dentista e faça uma avaliação.

  120. Ooi ANA, meu nome é Italo, tenho 14 anos, tenho problema na boca. Quando eu era pequeno minha irmã deixa eu cair no chao, ai eu bati a boca no chao, agr eu tenho poblema na boca. Meus dentes atrás estao todos bons, mas eu tenho dois dentes na frente e um é grande e o outro é pequeno, ai teve um dia que o dente pequeno caiu ai eu fikei banguelo, mas passou uns meses começou a nascer, mas nao em cima, nasceu embaixo. Ta ai agr ta nascendo na frente, mas eu acho que esses que estao nascendo na frente vao nascer meio pequenos pk o outro é grandinho, ai eu fiko passando bule tal tal, se podia me ajudar pfv !

    1. Italo, o melhor que você faz é procurar um dentista pra fazer uma radiografia panorâmica e avaliar. Pode ser que seu dente tenha algum problema anatômico, de formato, mesmo… pode ser até que tenha um dente a mais aí, um supranumerário, não é incomum que eles apareçam nessa região. A partir daí, será possível sugerir algum tipo de tratamento, se necessário, o que pode incluir restauração, aparelho, etc..

  121. Oi Ana. No último dia 11 extrai o primeiro pré-molar para colocar aparelho, mas agora sinto o segundo pré-molar do mesmo lado dolorido e mole, só vou colocar o aparelho em julho, não coloquei bandas nem nada. Não tenho carie nem nada no dente. Pode ser periodontite? Tenho 19 anos.

    1. Não Tiago, provavelmente seu segundo pré está assim pela carga que recebeu na extração do primeiro pré, já que foi usado como apoio. Em princípio isso é algo passageiro e você não precisa se preocupar.

    1. Junia, não é porque o dente está amolecido que está indicado extraí-lo e fazer implante. Você precisa procurar um dentista o mais rápido possível pra avaliar e tratar de acordo, quanto antes, menor a chance de problemas mais sérios. O tratamento pode ser fixar esse dente nos outros com um fio por algum tempo, tratamento de canal, etc.. Depende do caso.

  122. Olá doutora,

    Tenho 18 anos e há algum tempo atrás notei que meus dentes superiores e inferiores estão meio moles, não é perceptível esse movimento, apenas quando eu apoio um dente no outro. Já usei aparelho na minha infância e o retirei porque o dentista iria fechar e desde então não usei mais. O que poderia ser ? Pois a minha gengiva não sangra, não tenho mau hálito, nunca tive cáries e às vezes sinto um formigamento dentro da gengiva onde está o dente. Por favor me ajude. Desde já agradeço.
    OBS: Os meus cisos inferiores estão nascendo.

    1. Rafael, depende do que você chama de “meio moles”. Os dentes têm uma espécie de amortecimento, uma série de fibras entre a raiz de cada dente e o osso que fornece amortecimento, então eles podem ter alguma mobilidade. Se você acha que essa mobilidade está além do normal, sugiro que procure um dentista especialista em periodontia (gengiva) pra avaliar.

  123. Olá dra! Tenho 21 anos e a estética de meus dentes sempre foi perfeita, nunca precisei usar aparelho… Os dentes sisos superiores nasceram há mais ou menos um ano e os dentes sisos inferiores não nasceram, no entanto há alguns meses eu notei que dois dentes da frente estavam ficando tortos, o dente superior 22 e o inferior 32. Gostaria de saber a causa disso e se o dente siso tem algo a ver, estou desesperada.

  124. Bom dia, dra.
    Estou preocupada, pois meu dente frontal esta sensível, doloroso ao toque e parece um pouco amolecido, instável. Usei aparelho ortodôntico pra corrigir os dois dentes frontais (houve a correção) e já retirei há 03 anos. Seria perda óssea? Detalhes: abandonei o tratamento na fase do aparelho móvel, não indo ao dentista para as devidas orientações e há um espaço na arcada dentária superior lado direito, fruto de um dente extraído. Desse modo, poderia esse espaço vazio causar essa possível instabilidade no dente frontal a esquerda (espaço vazio à direita)? Faz tanto tempo que retirei o aparelho e ainda existe a possibilidade de movimentação? Posso usar o aparelho móvel para diminuir o problema?
    Tenho risco de perder o dente? Será perda óssea? Já me ocorreu esse problema antes e reverteu espontaneamente. Vou ao dentista, porém gostaria da sua renomada opinião.
    Grata, Elisângela

    1. Elisângela, sim, quando há um um espaço no arco dentário, os dentes ao lado desse tendem a migrar em direção a esse espaço, causando movimentações dentárias indesejadas. Então a mobilidade que você relata pode ser por causa disso, mesmo depois de 3 anos. O aparelho removível, se faz tanto tempo que você não usa, não deve nem entrar mais… se entrar (não force!), você pode até usá-lo. Se há perda óssea, não dá pra afirmar apenas com base no seu relato… mas se você não tem histórico de problema periodontal, me parece que não.

    1. Ah bom, faz mais sentido. 🙂 O dente ao lado está dolorido porque foi utilizado como apoio durante a extração, isso é relativamente comum. Deve ser uma sensibilidade passageira.

  125. Oi Ana,
    Meu nome é Lucas, tenho 13 anos e estou com um problema. Fui no dentista tem duas semanas, colocar algumas peças do meu aparelho e tirar um pouco de tártaro que estava atrás dos meus dentes de baixo da frente e ele apertou o aparelho. Até aí tudo bem, só que depois de uns 2 ou 3 dias percebi que um deles eu não estava sentindo, quando eu mordia algo eu não sentia, ele estava meio mole e estalava, não sinto nenhuma dor nem incomodo, quero muito ir no dentista para saber por que, pois antes eu estava sentindo todos eles e agora não sei o que fazer, tenho medo de perde-lo! 🙁

    1. Lucas, é possível que essa mobilidade seja por causa da movimentação ortodôntica mesmo, então, dada a circunstância, seria normal. Na próxima consulta, relate esse sintoma ao seu ortodontista pra que ele avalie seu dente.

  126. Olá Dra. Eu tenho 17 anos e uso aparelho ortodôntico, eu tive que arrancar um dente, se não me engano, o 44. E cada vez que tento morder alguma coisa, dói, e sinto ele meio mole, o que pode ser? Ps: só tenho consulta mês que vem… Obrigada desde já.

  127. Olá!
    Eu estive com periodontite por alguns tempos.
    Quando fui ao dentista ele fez uma raspagem e me aconselhou a melhorar a higiene bucal.
    Alguns dos meus dentes de baixo (na frente) estão com um pouco de mobilidade…
    Há como reverter isso? É necessário voltar ao dentista? Há algo que eu possa usar que faça-os ficarem firmes novamente?
    Obrigada.

    1. Thamy, depende da quantidade de osso que se perdeu ao redor dos dentes. Se não foi pouco, não há como reverter a mobilidade, mas também não quer dizer que você vá perder esses dentes. O importante é visitar o dentista / periodontista regularmente pra manter o problema sempre sob controle. Pode ser colocado algum tipo de contenção (um fio ortodôntico colado atrás dessas dentes, pra dar firmeza, por exemplo), também.

  128. Oi doutora. Tenho uma duvida… tenho notado que meu dente siso esquerdo superior nasceu mole e pequeno com a aparencia de um canino… o q devo fazer?
    Outra dúvida, recentemente sofri com duas tromboses e faço hoje uso de anticoagulantes. Posso fazer tratamentos odontológicos normalmente?

    1. Amanda, provavelmente seu siso é um microdente, e deve ter indicação de extração. Sim, você pode fazer tratamento odontológico, mas é essencial que seu dentista tenha conhecimento dessas tromboses e que seu médico faça um encaminhamento liberando o atendimento, até porque deve ser necessário deixar de tomar o anticoagulante na ocasião da extração, e só seu médico pode retirar essa medicação.

  129. Ola, boa noite!
    Bom, estou fazendo tratamento em 2 dentes, o primeiro é o primeiro pre-molar q estou colocando pino mais peça, e o outro e o penultimo dente, nele estou fazendo canal, e o dente q fica entre esses 2 sinto q ele tem uma pequena mobilidade, a dentista falou q é pq a gengiva esta um pouco inflamada por esses processos e q é normal, mas estou com muito medo de perder esse dente, a minha pergunta para senhora é: é verdade q se a gengiva estiver inflamada por estar mexendo muito nela um dente q não tem nada pode ficar mole ?

    1. Sula, não acho que a gengiva esteja assim por “mexer muito nela”, acho, sim, que se há infecção em 2 dentes, o dente que está no meio também pode ser alcançado por essa infecção. Enfim… tratando a razão das infecções, o problema deve se resolver.

  130. Olá Ana, tenho 15 anos, estou com um problema, uso aparelho dentário e levei uma pancada há uns 4 meses atras e alguns dentes da frente estao moles ate hoje (nao muito quando faço manutençao), o que fazer? Eles vao cair? E tenho outro dente de baixo também que agora está mole, mas mole mesmo, depois que coloquei aparelho embaixo, no mesmo dia acho que comi algo e que 1 dente de baixo pode ter se movimentado, o q fazer? Ele vai cair? Ele se movimenta fácil, me ajude!

    1. Leandro, você falou para o seu ortodontista da pancada? O que ele disse? Se esses dentes estiverem com algum comprometimento, ou periodontal ou alguma fratura, por exemplo, o ideal é remover o aparelho e resolver esses problemas antes. Se não, sim, pode haver um comprometimento tal que leve você a perder alguns dentes.

      1. Ana, eu nao comentei com eles ate hoje sobre a pancada nao, por medo. Mas eu falei com eles que estavam moles, e eles falaram que era normal, que os dentes estavam em movimentaçao, mas se tiver tido alguma fratura ou alguma coisa, fica caro pra tratar? Porque eu nao conheço muito sobre essas coisas, agora estou preocupado . :/

        1. Medo de quê, Leandro? Realmente é normal que os dentes pareçam meio “moles” durante o tratamento ortodôntico, mas no seu caso é diferente, pois houve um trauma. Você TEM QUE CONTAR para o seu ortodontista que levou essa pancada, é preciso avaliar pra ver se houve algum dano mais sério. Não é hora de pensa r se vai ficar caro, é preciso, antes de qualquer coisa, identifcar se há algum problema. Se houver e, sabendo que problema é esse, a gente pensa no $$$ do tratamento. 🙂

          1. Na verdade nao foi bem um medo, eu só pensei que eles fossem voltar a endurecer, e hoje faz 5 meses, acho que é algo sério, mas de qualquer forma obrigado doutora, me passa algum meio de comunicaçao seu, Facebook, Whatsapp ou outro pra gente se falar melhor, se puder agradeço.

          2. Eles até poderiam voltar a endurecer, mas considerando que você está em meio a um tratamento ortodôntico, é essencial uma avaliação mais criteriosa.

    1. Não Miqueias, se for permanente não nasce outro no lugar. Mas na sua idade, é praticamente certo que é de leite. Peça pra um responsável acompanhar você ao dentista pra avaliar.

  131. Bom dia, gostaria de sanar uma duvida… ontem ao forçar meu dente inferior senti uma pequena locomoção do mesmo… quando fui pegar no dente vi que tinha saido um pouco de sangue, e agora quando eu mexo nele percebo que o mesmo esta meio mole… sera que houve alguma fratura?

    1. Pode ter havido sim, Joe. Mas talvez seja um problema periodontal e o sangramento seja por causa de uma gengivite, nada a ver com fratura. De qualquer forma, sugiro que você procure um dentista pra avaliar assim que possível. Nos dois casos, quanto antes melhor.

    1. Kelin, é uma possibilidade. Mas é preciso ter certeza que você não tem uma doença periodontal ativa, se tiver, está totalmente contraindicado o uso de aparelho. Converse com o seu dentista / periodontista.

  132. Olá doutora,
    Eu tenho 11 anos e ainda tenho alguns dentes de leite, mas sei quais são os permanentes e um deles está mole, talvez por às vezes eu esquecer de escovar. Agora, estou escovando mais os dentes e com mais capricho, pois não quero realmente que esse dente caia. Quais medidas eu devo tomar pra que isso não aconteça? Escovar os dentes mais frequentemente, nesse ponto que cheguei, pode ajudar ainda ou só vai amolecer mais o dente?

    1. Leonardo, escovar corretamente os dentes é a primeira coisa e o mínimo que se espera que alguém faça. Eu não tenho tanta certeza quanto você de que o dente ao qual você se refere seja permanente mas, se for, você precisa que um responsável acompanhe você ao dentista o mais rápido possível.

      1. É sim, doutora, eu tenho certeza (todos os meus dentes permanentes na frente nasceram com a ponta parecendo umas ondinhas), eu vou com minha mãe ao dentista assim que puder. Obrigado.

  133. Olá Doutora,
    Tenho 28 anos, e estou passando por uma situação que está me fazendo ficar cada dia mais deprimida. Passei um bom tempo sem ir ao dentista, e tinha o mau hábito de não usar fio dental. De uns meses pra cá, venho percebendo que alguns dentes estão com retração, fui ao dentista para o tratamento de gengivite, decorrente do acumulo de placas bacterianas. Lá ela fez uma avaliação e disse que eu teria que colocar aparelho ortodôntico, duas restaurações e fez uma raspagem. Também disse que devido aos meus dentes serem tortos, dificultou a limpeza… Essa semana vou fazer as restaurações e mais a frente vou dar entrada na documentação ortodôntica. Mas nesse período, percebi que a retração de um dos incisivos laterais se agravou bastante, antes disso ele sangrava bastante. E hoje eu percebi que se eu empurrar com a minha língua ele estala, estou bastante chateada… Tenho muito medo de perder meus dentes, me dê uma luz, doutora! Desde já agradeço, e parabéns pelo excelente trabalho!

    1. Fernanda, realmente o mau posicionamento dos dentes dificulta a higienização. Mas antes de pensar em usar aparelho, é essencial a avaliação de um periodontista (dentista especialista em gengiva). Me parece que você pode ter periodontite ativa e, nesse caso, está totalmente contraindicado o uso de aparelho. Antes é preciso tratar a doença periodontal (se for o caso).

  134. Oi Ana! Estou sentindo sensibilidade nos dentes da frente há algum dias, não consigo tomar nada gelado! Quando bate alguma coisa gelada é uma dor imensa, seguida de uma “deslocação” do dente quando passo a língua. Quando passo a língua, parece que o dente se desencaixa e encaixa de novo. Seria perda óssea? Porém depois de um tempo, a dor passa e essa sensação de dente “desencaixando” para também… Sei que devo procurar um dentista, mas da pra saber o que é???

    1. Podem sim, Julia. Tanto pela sobra de espaço quanto por causa de um problema periodontal (da gengiva e do osso em volta dos dentes). Se esse é o seu caso, procure um dentista o mais rápido possível.

    1. Pedro, peça pra que um responsável acompanhe você ao dentista pra fazer uma avaliação. E não demore, se for um problema periodontal (nos tecidos de suporte dos dentes, osso e gengiva), quanto antes melhor.

    1. Rafaella, ele pode cair, mesmo. Sugiro que você procure um dentista pra verificar se o dente canino permanente está retido dentro da gengiva e se há alguma possibilidade de trazê-lo pra fora. Se não, o espaço pode ser fechado com aparelho ou com prótese.

  135. Doutora, tenho 15 anos e desde meus 6 anos tenho uma cárie no molar, estava mascando chiclete e quando o chiclete encostou no dente me deu uma dor terrível, mas n entendi pq, ele tá com massinha, uma branca, e faz uns 3 dias q essa dor vai e volta, e eu to sentindo ele mole, a gengiva inchada e esse dente fica do lado esquerdo, os do direito n consigo encostar um no outro, eu acho q meu dente vai cair e to com muito medo.

    1. Fernanda, você fala que tem uma cárie e, ao mesmo tempo, que tem “massinha” no dente que dói. Você quis dizer que desde os seus 6 anos esse dente foi restaurado? De qualquer forma: os sintomas que você relata não são normais, e pode haver um problema de canal em curso. Sugiro que você procure um dentista pra avaliar assim que possível.

      1. Oi, doutora Ana!! Bom, eu fiz uma limpeza com remoção de tártaro há um dia atrás. Nessa limpeza, a dentista encontrou uma pequena cárie e assim eu fiz uma obturação, foi bem tranquilo. Mas este não foi o problema…
        Após a limpeza, estava com uma sensação estranha, com os dentes ásperos, e ela disse que era normal, devido ao tártaro, essa sensação passou. Porém, agora estou sentindo um incomodo, como se um dente da frente estivesse meio “alto” e quando encosto a língua sinto ele meio fora de ordem dos outros, meio que parece q ele é mais “longo pra baixo”, mas isso nunca havia me incomodado até essa limpeza. Não sei se é sensibilidade devido à limpeza, ou se é pq ele é tortinho mesmo… o que posso fazer? O q pode ser? Estou com medo de perder o dente ???? Tenho 17 anos.

        1. Laís, não vejo absolutamente nenhuma razão pra você perder seu dente. Me parece que é uma sensibilidade por causa da limpeza, mesmo. Como a limpeza é recente, aguarde mais alguns dias… isso deve se resolver de forma espontânea. Se o incômodo não diminuir, procure sua dentista pra reavaliar.

  136. Olá, Doutora Ana. Desde quando eu era menor, eu sentia uma dor meio que parecida com dor de cabeça, aquela que vai.. e volta nos meus 4 dentes de baixo que ficam bem no meio, ficava essa dor por uns 2/3 dias e parava, mas no outro ano se repetia. Hoje pela manhã estive na escola e fui dar um sorriso, só que “bati” os dentes neles mesmos (o quê?), na verdade eles meio que se “chocaram” com os de cima, e do nada os que ficam ao lado dos de cima e de baixo começaram a doer, eu não sei o que é isso! Nunca tive cárie ou algum outro problema com os dentes ou gengiva, os escovo mais de 3 vezes ao dia, sempre que como um alimento . Estou preocupada, quero muito saber porque eu tenho essas dores. Tenho 11 anos.

    1. Sammy, não me parece algo de origem dentária, mas sua descrição me fez pensar em bruxismo, que é o hábito de ranger os dentes, geralmente dormindo. Alguém já disse pra você alguma vez que percebeu você rangendo os dentes durante o sono?

    1. Daniel, isso varia muito de caso pra caso. Depende da situação, depende se é implante, pivô ou “coisa parecida”… depende do material da prótese, do laboratório de prótese, de se o dentista é especialista ou não, etc.. Procure um dentista e faça uma avaliação (caso você perca um dente 😉 ).

  137. Olá, meu nome e Jonas, 11 anos, queria saber se é normal ter 6 DENTES MOLES? E o dentista vai precisar arrancar todos de 1 vez? Estou com medo 🙁 e ainda tem um dente duro, so que com outro nascendo embaixo… e todos os meus que ficam moles, no 1 dia ja começa a nascer outro embaixo… (escovo 2 vezes ao dia meus dentes, quando eu acordo e quando vou dormir, TODOS os dias)

    Otimo blog 😉

    1. Jonas, considerando a sua idade, pode ser normal, sim. Não dá pra afirmar que o dentista terá que extrair quaisquer dos seus dentes de leite, e nem que isso terá que ser feito de uma vez só. Mas talvez em um outro caso, seja preciso ele extrair. Peça pra um responsável acompanhá-lo ao dentista pra avaliar.

    1. Júnior, pra que um dente permanente caia sozinho, o osso em volta dele tem que estar MUITO comprometido… não é algo assim tão fácil de acontecer. Portanto, sugiro que você procure um dentista o mais rápido possível pra avaliar e ver o que tá acontecendo. Quanto antes, melhor.

    1. Alvaro, aos 13 anos imagino que os dentes que estão moles sejam de leite. Se não forem, sugiro que você procure um dentista o mais rápido possível, pra identificar a causa e tratar de acordo. Nesse caso, pode haver um problema periodontal (na gengiva e no osso em volta dos dentes) em curso.

  138. Doutora Ana. Inadvertidamente usei os 2 dentes da frente para tirar o palito de um pirulito, eu estava dirigindo, portanto só uma das mãos livre. O palito não saiu, mas um dos dentes sofreu. Dai em diante ele bambeou, inflamou e dói até hoje, isso faz uns 3 meses, e o quadro continua. Agora sei que terei que procurar um dentista. Este dente é postiço, com raiz natural, tratada há muitos anos. Minha dúvida é se há possibilidade dele se firmar ou se é possível um implante, e como e quando poderia ser. Tenho 73 anos. Desde já obrigado.

    1. Adilson, há possibilidade dele se “firmar”, sim. Mas é preciso avaliar, e o fato de você não ter procurando um dentista assim que o acidente aconteceu pode ser um agravante. Se não for possível manter a raiz, seria o caso de extraí-la e fazer prótese, que pode ser removível, fixa ou implante + coroa sobre implante. Procure um dentista pra avaliar.

  139. Então quer dizer que ha a possibilidade de haver algum problema sério?? :/ Isso seria horrível, eu já ando em pânico com paranóia por causa dos dentes! Isso era péssimo mesmo 🙁 a minha avó tem periodontite, mas ela não escova quase nada os dentes, nem nunca escovou, e eu apenas não escovava os dentes em pequena, agora escovo sempre de manha e a noite, quase sempre de acordo com o temporizador que a minha dentista me deu… Não é suficiente? Tenho tanto medo, tenho apenas 14 anos!

    1. Possibilidade, há. Mas não acho que você tenha que se preocupar tendo 14 anos e, principalmente, se mantém uma higiene bucal adequada. Deixa a paranoia pra lá. 😉

  140. Boa noite doutora, eu cai ontem e bati a boca e meu dente na parte superior da boca esta um pouco mole (incisivo central), e a sensibilidade esta muito alta, tanto para quente quanto para frio, porem minha boca esta muito machucada devido ao tombo e não consigo abrir muito a boca, gostaria de saber se teria um tempo limite para procurar o dentista e se tem como recuperar esse dente para não extrair.
    Obrigada.

    1. Liah, a hora de procurar o dentista é JÁ. Não faz sentido ficar esperando, pelo motivo que for. Quanto antes você procurar atendimento, menor a chance de você ter sequelas. É preciso avaliar os danos – se é que houve danos – e tratar de acordo. Em princípio, tem como recuperar, sim.

  141. Ola doutora. Tenho 14 anos e meti aparelho ortodôntico em dezembro de 2014. Arrancaram-me o primeiro pré molar superior do lado esquerdo. Eu tenho sentido meus dentes a movimentarem-se, acho que é normal pois não e muita vez, mas ontem a noite eu comecei sentindo meu segundo pré molar superior esquerdo movimentando-se demais, como pequenos deslizes rápidos, sabe? E fiquei preocupada. Fui no espelho, e deu a impressão do dente se movimentar ligeiramente, mas mal se notava. Minha mae diz que e impressão minha, mas no entanto eu não sinto este dente tao seguro como os outros. Estou muito preocupada, não gostei nada de arrancar o outro dente, fiquei mesmo triste. Não quero ficar sem este também, até porque para esta falha nenhum dente a irá ocupar 🙁 é normal isto ou devo fazer alguma coisa?

    * fui no espelho e deu a impressão do dente abanar ligeiramente (…)

    1. Mary, dentes em movimentação ortodôntica podem ter um pouco mais de mobilidade que o normal mesmo, pois estão “caminhando” dentro osso, o que implica a formação e destruição contínua de osso em volta deles. Pela sua descrição não acho que você vá perder esse dente, mas na próxima consulta, chame a atenção do seu dentista para o fato. Assim ele pode verificar se é só a mobilidade normal e esperada ou se há algum problema mais sério.

  142. Olá doutora, tirei meu aparelho faz uns 2 anos, desde então meus incisivos centrais estão meio moles mas não muito, achava que isso era normal, porém, de uns tempos pra cá, a situação começou a piorar. Eles podem cair? To apavorada pq são os incisivos :/

    1. manda, é altamente improvável que eles simplesmente caiam, mas é essencial que você procure um dentista pra identificar a causa dessa mobilidade. Não é normal e, se for um problema periodontal (na gengiva) ou nas raízes desses dente, quanto antes você procurar tratamento, melhor.

    1. Evelin, é preciso que um dentista avalie pra ver se será necessário extrair o dente de leite ou se ele pode cair sozinho, ainda. Se você é menor de idade, peça pra um responsável acompanhá-la ao dentista pra examinar.

  143. Olá, doutora. Estou com as gengivas avermelhadas, como se fossem bolsas de sangue. Ao escovar dói bastante, e sangra também. E recentemente tenho tido uma sensação que meus dentes estão afastando e uma sensação de sensibilidade. O que estaria acontecendo comigo? Estou com muito medo! Se possível, gostaria que me mandasse a reposta por telefone ou no Facebook Everton Holanda.

    1. Everton, os sintomas que você relata são de periodontite. É essencial que você procure um dentista – preferencialmente um especialista em periodontia – pra avaliar e tratar de acordo.

  144. Ola Ana, espero que vc posso me ajudar. Minha sobrinha tem 10 anos e ela se queixou que o dente esta um pouco mole, ele balança bem de leve e creio que esse dente não é mais de leite… É o canino superior e ela disse que saiu um sangue vermelho bem escuro, e o maior problema é que por conta do feriado não achamos dentistas por aqui para leva-la. Sera que o dente dela tem a possibilidade de cair?

  145. Olá Doutora, boa noite.
    Utilizei aparelho ortodôntico por cinco anos, e após retirar e me consultar em outra clinica, descobri que estava com uma reabsorção radicular interna, onde perdi grande parde dessa estrutura óssea que segura o dente. Alguns dentes meus voltaram a entortar, pois a doutora disse que não posso mais usar o aparelho com o risco de perder alguns dentes. Ultimamente, alem disso, estou sentido os dentes da frente “estalarem” alem de perceber que esta mole. Seria recomendado a extração? Obrigada.

    1. Jessica, reabsorção radicular interna (e acho que, pelo seu relato, a sua é externa) é uma coisa, reabsorção óssea é outra, são coisas bem diferentes e com consequências distintas. De qualquer forma: você precisa procurar um dentista especialista em periodontia (periodontista) e fazer uma avaliação, aí será possível determinar a severidade do seu problema e que atitude tomar. Mas, em princípio, não é caso pra extração.

  146. Oi Ana, tudo joia? Então, tenho 20 anos e um “pequeno problema”. Minha mandibula e maxilar são “invertidos”, a parte inferior “abraça” a parte superior do maxilar. Fiz uma pesquisa e descobri que isso se chama prognatismo. As vezes sinto uma espécie se cãibra e meus dentes da frente doem muito e ficam um pouco “moles”, consigo movimentar eles com a língua. Existe tratamento para esse caso sem ser a cirurgia? Um orçamento em Belo Horizonte ficou em aproximadamente R$300 mil reais.

    1. Matt, 300 mil? Sobrou pelo menos 1 zero aí, não?

      Tudo depende da severidade do prognatismo. Se seu problema for apenas dentário (parece que não é, pelo seu relato), não há necessidade de cirurgia ortognática, o tratamento apenas com aparelho deve resolver. Já se o prognatismo for realmente ósseo (com origem no mau posicionamento das bases ósseas, não apenas dos dentes), se for algo leve, pode até ser tratado apenas com aparelho, com obtenção de um bom / ótimo resultado, que vai deixar você satisfeita, embora não “perfeito”. Já se o prognatismo for severo, só a cirurgia ortognática resolve. Ainda: talvez você não seja prognata, ou seja, o seu queixo está no lugar onde deveria mesmo, e o que está para trás é a parte de cima. Enfim: é preciso avaliar com critério pra decidir o que fazer.

    1. Depende de que dente é, Weverton. Pode ser um dente de leite que está mole porque o permanente vai nascer. Se for isso, é normal. Caso não tenha certeza se é um dente de leite (estou 90% certa de que seja), peça pra um responsável acompanhá-lo ao dentista pra avaliar.

  147. Oi dra, tenho 17 anos, tenho um dente que está um pouco mole, mas só um pouco, mas eu não consigo beber água gelada e nem algo que seja quente, esta muito sensível, não sei o q fazer, estou com medo de ele ficar mais mole e cair…

    1. Tainara, você precisa procurar um dentista assim que possível. Não acho que seu dente vai cair de uma hora pra outra, mas é preciso verificar o motivo dele estar mole. Que dente é? Na sua idade você não deve mais ter dentes de leite.

      1. Olá doutora, tudo bem?
        Gostaria de tirar algumas dúvidas, se você puder me ajudar.
        É normal os dentes se mexerem um pouco quando fazemos movimentos de “vai-e-vem” com os dedos? Eu não sinto dor e nem tenho sangramentos na gengiva.
        Uma outra coisa:
        – A contenção que o ortodontista coloca nos dentes de baixo (após a remoção do aparelho) é para a vida toda? Já a utilizo há quatro anos e está começando a incomodar (surgimento de tártaro em torno dela).
        Já marquei uma consulta com um clínico-geral na segunda, mas mesmo assim acho interessante compartilhar essas coisas aqui.
        Muito obrigado!!!!

        1. Jailson, é normal, sim. Nossos dentes não são fixos diretamente ao osso, mas entre a raiz e o osso já uma série de fibras chamada “ligamento periodontal”, que fornece esse amortecimento que você relata ao empurrar o dente com o dedo.

          Sobre a contenção, recomenda-se usá-la pelo maior tempo possível. Se você já passou dos 25 anos e usa a contenção há mas de 1 ano, a possibilidade de haver recidiva (os dentes entortarem um pouco de novo) ao remover a contenção diminui bastante. Se você achar por bem removê-la, ok.

          1. Certo, muito obrigado por sua atenção!
            E quanto a contenção, utilizo ela há três anos e tenho 22 de idade.

          2. Então seria interessante utilizá-la por mais algum tempo, Jailson. Na sua idade ocorre um fenômeno chamado “crescimento terminal da mandíbula”, que pode apinhar os dentes anteriores inferiores (muita gente acha que é por causa dos sisos nascendo, mas não é).

  148. Olá, tudo bom? É o seguinte: atrás dos meus dentes permanentes de baixo eu tenho umas coisinhas amarelas, que não saem. E eu já fui a um dentista, e não é tártaro. Mas é só nos de baixo, nos outros sai quando eu escovo direitinho. O que pode ser?

  149. Oi! Então, eu tenho 12 anos e eu tenho um dente de leite cariado, tipo, muito mesmo. Isso aconteceu quando eu era bem pequena, mas enfim. Esse dente começou a quebrar e no mês passado ele inchou muito a minha gengiva, eu fiquei com um caroço enorme na bochecha. E ele está mole, e as vezes incha muito, é porque ele é cariado que acontece?

    1. Nina, pode ser por causa da cárie, mas eu acho que já é problema de canal. Se for um dente de leite, considerando a sua idade, deve ser caso pra extração. Se for um dente permanente, pra tratamento de canal. Peça pra um responsável acompanhá-la ao dentista assim que possível, não dá pra ficar tanto tempo assim com um dente infeccionado na boca.

  150. Olá, tenho 16 anos e quase todos os meus dentes são de leite. Fui a dentista e ela passou um raio-x para conferir se tinha o dente permanente. Nesse período um dente já estava mole e quando eu fui almoçar com o simples fato de mastigar ele caiu. Será que irá nascer outro no lugar? E é normal a essa idade os dentes estarem sendo trocados pelos permanentes? Lembrando que recentemente perdi um dente e o outro nasceu normalmente, sem delongas… Obrigada 🙂 !

    1. Eu não diria que é normal, Joyce… há um atraso. Mas se, quando os dentes de leite caem eles são substituídos pelos permanentes, ok. Deve ser apenas um atraso, mesmo. Já saiu o resultado da radiografia? Tudo normal?

  151. Olá, eu tenho 14 anos e os meus dois dentes da frente da parte de baixo estão moles, e os de cima estao tb, mas e bem pouco, isso e normal pra minha idade ? E se cair não vai nascer outros no lugar ?

    1. Samuel, não é normal, não! Você bateu a boca? Sugiro que você procure um dentista (periodontista) pra avaliar o mais rápido possível, pode ser que haja algum problema periodontal (gengival) em curso.

  152. DRA. usei aparelho por anos, pra fechar meus dentes da frente que eram muito abertos, agora tem 6 meses que tirei e abriu tudo de novo os dentes da frente, por falta de grana pra por aparelho de novo e tambem por achar meus dentes da frente abertos horrivel eu colocava fio dental pra fechar eles e eles fechavam mais, depois que eu tirava o fio dental e eles voltavam a abrir, agora to com medo de ter abalado o osso ou algo assim, semana q vem ja esta marcada a minha consulta com a dentista, se eu perder esses dentes tem como implantar eles de novo? Fica muito caro? Muito obg…

    1. Helen, não acho que você vai perder os seus dentes, mas caso isso acontecesse, não daria pra reimplantá-los (seus próprios dentes), mas seria possível fazer implantes, sim. Não seria barato (implante + coroa), portanto o melhor mesmo é cuidar desses dentes pra não ter que substituí-los com prótese.

    1. Não vejo razão pra você perder seu dente, Izabelle. Mas sugiro que você procure um dentista pra ver o que está acontecendo e, além disso, que pare de empurrar o dente com a língua. Caso haja algum problema periodontal, isso só piora as coisas.

  153. Recentemente, estava escovando meus dentes e decidi mexer no meu dente da frente, não o de cima, mas no de baixo, e percebi que ele se movimentou um pouco. Estou preocupado, nunca tive problemas com meus dentes e depois disso, estou quase morrendo de medo, o que pode ser? É normal o dente se mover um pouco: quando se faz esse movimento de vai e vem?

    1. Lucas, um pouco é sim. Isso porque nossos dentes não são fixos diretamente no osso, mas entre a raiz deles e o osso há uma série de fibras chamada “ligamento periodontal”, que oferece uma espécie de “amortecimento”. Mas se você acha que seu dente está mais mole do que deveria, procure um dentista pra avaliar.

    1. Janaína, é improvável que ele caia sozinho, mas é essencial que você procure seu dentista o mais rápido possível pra verificar possíveis danos. Pode ter sido só a “pancada” – e nesse caso o dente até poderia “endurecer” novamente sem intervenção -, mas pode haver um problema de canal, uma raiz fraturada, etc.. É preciso avaliar.

  154. Olá, sou Giovana de 11 anos… Há tempos arranquei meus dentes da frente da parte de baixo, e passou um tempo que eu parei de escovar meus dentes… Acho que tinha 9 anos, agora um dos dentes de baixo está mole… Qual meu problema !? Será que se arrancar vai nascer outro dnv ? Kkk me ajuda…

  155. Oi, eu tenho 11 anos e meu dente penultimo de cima estava mole, e agora ele esta soltinho, pois nao consigo arrancar ele, esta preso a uma gengiva, sei la oq e, o dente esta soltinho mas tem esse negocio no meio, sei la, parece uma gengiva, um negocio mole.

  156. Oii, sou Kananda e acho q tenho um problema com meus dentes. Tenho 15 anos, faz 3 anos q minhas presas caíram e até hoje não cresceram por completo, uma até que esta quase do mesmo nível q os outros, mas a outra ainda está “pequena”. Fui ao dentista e ele me informou que ainda tende a crescerem as presas. Tem algo errado ou é normal ?

    1. Kananda, seus caninos, havendo espaço, devem descer, sim. Mesmo que isso não aconteça, é excelente que pelo menos parte deles já esteja em boca, pois assim fica muito mais fácil de “puxá-los” pra baixo com aparelho ortodôntico, se necessário. É questão de aguardar e ver como eles vão se comportar nos próximos meses.

  157. Oi, tenho 30 anos e coloquei aparelho há um mês, e o meu dente incisivo lateral está tão mole que dá pra balançar, será que vou perder meu dente, está muito esquisito, ele está abaixando também, estou muito preocupada e o meu dentista está de férias, o que eu faço?

    1. Andréia, não é incomum que dentes em tratamento ortodôntico apresentem um pouco de mobilidade. Sugiro que você não fique “testando” o dente, balançando-o, pois isso só piora o problema. Não acho que você vai perder seu dente, mas é importante que, assim que possível, seu ortodontista avalie seu caso pra ver se está tudo dentro do previsto ou se realmente há alguma coisa errada.

  158. Oi. Eu tenho 10 anos de idade e bati um dente permanente meu, a minha gengiva na parte de cima parece mais larga e eu estou com medo que algo aconteça. O meu dente vai endurecer de volta? Sobre a minha gengiva ter parece que “aumentado mais” não foi em cima dos dentes, e sim no céu da boca.

    1. Marina, sugiro que você peça pra um responsável levá-la a um dentista pra avaliar os danos da “batida”. É possível que seu dente endureça de volta, sim, mas é preciso verificar se não houve fratura de raiz, se não é necessário tratamento de canal, etc.. Esse “aumentado” pode ser só um inchaço, mas pode ser um abscesso (uma “bolsinha” de pus dentro da gengiva), também.

  159. Eu estava com muita dor, então fui pra emergencia, a medica falou que era necessario acesso, então ela limpou por dentro do dente, ela disse que esse dente era permanente, é 1 dente antes do “dentiqueiro” como chamam ele, nunca caiu, ela disse que era permanente e não cairia, então ela disse que teria que fazer canal, só que quando terminou foi beleza, eu fui comer senti um grande desconforto, achei que era temporario, mas desde então eu não consigo comer direito, eu sinto como se o dente estivesse mole, então eu sinto ele alto, eu empurro para dentro e doi muito, e ele sobe de novo, é normal? É como se tivesse outro dente por baixo querendo sair, e eu tenho 13 anos, esqueci de citar.

    1. Larissa, é comum esse desconforto e sensação de dente amolecido após a conclusão do tratamento de canal, pois os tecidos em volta da pontinha da raiz do seu dente ainda estão em processo de cura / cicatrização. NÃO EMPURRE O SEU DENTE, não ajuda em nada e ainda causa mais dor. Essa sensação de “dente alto” vai diminuir, mas seria bom que seu dentista reavaliasse, talvez fazer um pequeno ajuste (desgaste) nesse dente alivie as forças sobre ele e resolva o problema.

      1. Obrigada doutora, eu fui a emergencia novamente pois meu “queixo” estava inchado, tinha um abscesso no dente, a medica teve que retirar a massinha e pos apenas um algodão, o que aliviou muito a dor, ai ela teve que passar um anti-inflamatorio pra diminuir a inflamação…

  160. Ana, estou estranhando o resultado do meu tratamento após usar aparelho, pois de um lado quando eu sorrio, há uma exposição maior dos dentes e da gengiva e do outro acontece o contrário, fazendo com que, ao morder, eu não sinta os dentes encostando nos outros como do outro lado.
    Acredito que não seja problema na minha gengiva, pois antes do aparelho meus dentes eram alinhados, não acontecia isso. Além de que, os dentes superiores ficavam muito mais expostos, deixando o meu sorriso mais bonito. Agora tenho a sensação de que eles puxaram muito pra trás a arcada superior, diminuindo sua exposição. Qual deve ser a distancia correta entre arcada superior e a inferior?
    A linha média também não está certinha, mas a dentista disse que é por meus dentes são irregulares. Só se ficaram irregulares depois do tratamento, porque antes eu não percebia esse desvio.

    1. Thamires, o trespasse horizontal (a distância entre os dentes anteriores superiores e inferiores, olhando-se a pessoa de perfil) normal é de + ou – 2 mm. Quando seu dentista fala em “dentes irregulares”, acredito que se refira à anatomia deles, deve haver pequenas diferenças de largura entre dentes correspondentes de um lado e de outro.

  161. Dra., me tira uma duvida, tenho alguns dentes que estão se movendo, comecei um tratamento periodontal, ele fez limpeza, rapagem e a cada 6 meses volto lá para outra raspagem. O que eu queria saber é por que eles se movem, se vou ao periodontista, escovo os dentes de maneira correta, nao sangra, mas eles continuam amolecendo ?
    E se um dia vier a perde-los poderei usar implantes ? Ou terei que sofrer pela minha vida com dentadura ?
    obs: tenho 18 anos

    1. Vittor, pode ser que a perda óssea já esteja avançada, e o tratamento periodontal, via de regra, não recupera o osso, apenas interrompe o processo de perda óssea. Por outro lado, isso é bastante incomum na sua idade. Não acho que você vá perder seus dentes, mas se um dia isso acontecer, é possível fazer implantes, sim. Mas não precisamos pensar nisso agora. 😉

  162. Oi, tenho 15 anos e há três anos tirei o aparelho fixo e coloquei o móvel para fixar os dentes no lugar, e este eu teria que usar por um ano à noite. E não usei direito. Hoje, percebi que meus dentes estão sensíveis e parecem estar moles. O que isso quer dizer?

    1. Bruna, dentes moles são indicação de problema periodontal, ou seja, nos tecidos de suporte dos dentes (gengiva e osso). Sugiro que você procure um dentista pra avaliar o mais rápido possível.

  163. Oi Ana, boa noite!

    Bem, estava eu e minha amiga conversando e em um gesto rápido, acabei batendo o meu anel em seu incisivo central, parte frontal. Ela disse que sentiu muita dor mas não comentou mais nada. E no outro dia percebi uma listra muita clarinha em seu dente e ela disse que está sensível e doí um pouco. Será uma fratura? Ela disse que vai ao dentista mas estou preocupada. :/

  164. Extrai o segundo molar, e o dente do siso está mole e estou assustada!
    Pois ele mudou de posição, posso ate ver a raiz, e não consigo morder pois o mesmo não permite.
    É normal? Ou o dentista errou na hora da extração?
    Se não fosse esse incômodo do siso, eu nem sentira nada.

    1. Anny, o dente ao lado do que foi extraído pode ficar meio sensível, sim, pois ele é usado como apoio no momento da extração, recebendo muita força de uma vez só. Mas geralmente isso se resolve aos poucos, a tendência é a sensibilidade ir diminuindo.

  165. Ola, tenho 12 anos, meu dente da frente foi um pouco para frente e acordei com ele sangrando, e depois minha gengiva cortou sozinha e ficou um pouco inchada, estou insegura, nao quero que o meus 4 dentes da frente caiam, por favor me de a resposta, obrigada, porque so vou ao dentista segunda-feira, e meus dentes sao muitos sensíveis.

    1. Geovanna, você bateu seus dentes? Porque, considerando sua idade, você é muito nova pra ter problemas periodontais (no osso e na gengiva em volta desses dentes). Não é impossível, mas é improvável. Fique tranquila, seus dentes não vão cair de uma hora pra outra, se for um problema periodontal é um processo longo. Apenas vá ao dentista na segunda e siga as orientações dele, se for um problema em curso, é possível tratar e resolvê-lo.

  166. Olá, perdi meu primeiro molar há cerca de 12 anos e quando procurei o dentista para fazer o implante o mesmo me informou que o meu segundo molar estava ocupando o espaço do primeiro que eu havia perdido. Fui informada que o espaço para fazer o implante era curto e que eu deveria extrair o segundo para conseguir fazer o impante ou entao fazer o tratamento ortodôntico. É isso mesmo? Será que o melhor seria extrair ?

    1. Wiliam, em princípio (pois não examinei você), se o segundo molar estiver bom, vale a pena fazer o tratamento ortodôntico para devolvê-lo à sua posição e fazer o implante só do primeiro molar, o dente perdido.

  167. Aah, meu dente está mole, o incisivo lateral. Meu dentista disse que é normal dente sensível em um tratamento ortodôntico, ainda mais porque meu dente era torto. É vdd ? E quando for tirar o aparelho, PODE ACONTECER DE SAIR? :O

  168. Olá, tenho 10 anos, meu dente está mole mole mole, ou seja, está solto, mas quando fui arrancar doeu um pouco e tinha algo segurando ele. O que pode ser isso ? Voce poderia me ajudar, pf?

    1. Carol, provavelmente era a raiz do seu dente de leite. Dentes de leite também têm raiz, e quando eles estão próximos de cair, essa raiz vai sumindo. Então pode ser que o dente que você tentou tirar ainda tenha um pouco de raiz.

  169. OLA BOA TARDE, tenho 27 anos, ha 1 ano atras fiz limpeza nos meus dentes e de lá pra ca cuidei muito bem deles, mas notei que tem um tempo que meu dente da frente esta ficando mole, estou com medo dele cair, o que sera que é, sera que foi por causa do tratamento que fiz, raspagem do tártaro e tratamento de gengivite… me ajude estou com medo.

    1. Solange, dente mole em adultos é sinal de problema periodontal, ou seja, na gengiva e no osso em volta do dente. O tratamento de gengivite não é causa de mobilidade dentária, pelo contrário. Se você já teve problema gengival, 1 ano é muito tempo pra ficar sem supervisão do dentista. Procure seu dentista pra reavaliar e ver se é necessária nova limpeza ou outro procedimento.

  170. Olá Boa Noite, fiz uma obturaçao no molar do fundo e passou um mes nasceu uma bolinha, se eu apertar ela saí sangue, porem não dói e meu dente tbm não, o que pode ser?? Ela se parece com uma verruginha.

  171. Olá Ana, me tira uma duvida, tem 3 dias que tirei meu aparelho, quando o dentista deu uma pressão para descolar o aparelho um dente na frente ficou meio mole, isso é normal, ele esta meio dolorido.

  172. Meu dente de baixo, ao lado direito do canino direito, está doendo, se eu não passar fio dental nele ele nem dói, mas quando passo fio dental dói muito, parece que tem algo nele, mas já passei fio dental até onde que eu conseguia e não para de doer, na minha radiografia apresentou um circulo branco abaixo dele, bem abaixo, mas estou sentindo que ele está um pouco mole. O que pode ser? Esse circulo é preocupante? A dentista falou que não tinha problema, ela fez o teste com um negocio lá bem gelado e não doeu. Será que vou morrer?

    1. Philippe, CLARO que você não vai morrer… fique calmo. Pelo que eu entendi seu dente necrosou, ou seja, o nervo dele “morreu”. Sendo isso, é caso para tratamento de canal. É só tratar e restaurar o dente e pronto, tudo certo. 🙂

  173. Oi Ana, preciso tirar uma dúvida…

    Estou com 17 anos, e comecei usar aparelho… Só que três dias depois que coloquei a banda do lado de baixo, meu segundo molar do lado direito, que fica na frente do dente bandado, está afrouxando, ficando mole, usando a língua consigo movê-lo de um lado pro outro e pra baixo… O que pode estar acontecendo? Será que vou perder meu dente?

    1. Carolaine, certa mobilidade é esperada durante o tratamento ortodôntico. Converse com seu dentista pra ele verificar se a mobilidade em questão é normal ou não. Não vejo razão alguma pra você perder o seu dente.

  174. Tenho 15 anos e só agora meu segundo molar esta nascendo. Só que a ponta que já nasceu esta fincando na minha boca, sempre arranhando quando abro e fecho a boca. Posso extrai-lo sem ele acabar de nascer?
    Obs: É o superior esquerdo, e uso aparelho fixo.

  175. Oie Ana, meu namorado usou aparelhos durante alguns anos pelo fato dos dentes dele serem muito tortos. Ele teve que fazer canal no dente da frente, porém nesta segunda feira (11/08) ele retirou o aparelho e o dente acabou ficando muito mole… gostaria de saber qual a melhor solução para o caso dele e se ele corre o risco de perder o dente?
    Obrigada.

    1. Graciele, talvez o dente só esteja mole pela remoção do aparelho. Mas se ele está MUITO mole, das duas uma: ou é um problema periodontal (perda de osso em volta do dente) ou na raiz do dente, que pode ter reabsorvido (ficado “mais curta”). Nos dois casos, é preciso procurar um dentista pra avaliar e ver o que está acontecendo. Sugiro um periodontista, que é especialista em gengiva.

  176. Oi, meu dente permanente está meio mole. Tipo assim, ele está duro mas um pouquinho mole, não sei explicar. Eu arranquei um dente do lado da presa, sendo que depois de 2 ou 3 dias por ai, a presa ficou um pouco mole, por favor me ajude não quero ficar sem dente rsrs. (me ajude imediatamente, doutora Ana Tokus).

    1. Sthefany, quando se extrai um dente, o dente do lado costuma ser usado como apoio, então pode acontecer dele ficar um pouco dolorido e com pequena mobilidade, mas esses são sintomas passageiros. Quanto ao “imediatamente”, as regras do blog são bem claras: meu compromisso é de responder em até 72 horas. Tenho outras atividades e este é um trabalho voluntário. Se tiver urgência em tirar suas dúvidas, considere procurar um dentista pessoalmente.

  177. Olá doutora, primeiramente parabéns pelo blog.

    Já uso aparelho fixo há 19 meses e estou na fase final de tratamento. Só falta agora chegar os meus 4 incisivos superiores um pouco para trás. Para isso a minha dentista mandou eu usar 2 elásticos assim como nessa foto: http://www.ortoperfil.com.br/modulo/caso_clinico/46_026.jpg
    Ela me recomendou usá-los para dormir. Comecei essa noite e quando foi umas 5 horas da manhã tirei porque estava doendo um pouco, estava me incomodando, até aí é coisa normal.
    Pois bem. Os meus 4 incisivos inferiores depois do uso do elástico estão móveis, ou seja, eles não fixos como antes. Eu consegui mexer eles de manhã, não estão moles para cair, mas eu achei essa mobilidade um pouco estranha.
    Liguei agora para o consultório da minha dentista porém ela só estará disponível na minha cidade novamente semana que vem.
    Gostaria de saber o que fazer, se isso é normal ou se é anormal, e caso seja anormal, o que devo fazer? Posso ter algum problema ósseo?
    Detalhe, há um tempo atrás estava usando esse mesmo tipo de elástico nos molares para intercuspidação e um dos meus molares inferiores também ficou com essa mobilidade.
    Os dentistas dizem que a mobilidade é normal, até mesmo porque se não a houvesse não teria como o dente se “movimentar”. Mas que grau de mobilidade é considerado normal, como posso ter um parâmetro para essa normalidade?
    Desde já agradeço!

    1. É assim mesmo, Álvaro. O motivo é esse mesmo, para o dente “caminhar” no osso é preciso “sumir” e formar osso de forma contínua, por isso a mobilidade. Mas é uma mobilidade pequena, um “molejo”, digamos assim.

  178. Ana, boa tarde.
    Tenho 31 anos e sou diabético tipo 1 faz 14 anos. Há dois dias comecei a sentir uma dor em um dos dentes da frente na parte inferior e notei que a gengiva estava inchada e muito vermelha, além de perceber que o dente estava meio mole. Fui ao dentista hoje e o profissional me disse que não tenho cárie, mas que havia tártaro. Fez uma limpeza e ela receitou Periogard sem álcool. Ela me disse que o dente deve voltar a ficar firme, e que se em 15 dias não melhorar para eu voltar, e me indicou a fazer a limpeza a cada 6 meses. Eu já sinto a gengiva menos inchada, mas estou receioso quanto a firmeza do dente. Ele realmente voltará a ficar firme ou preciso de alguma outra intervenção?
    Muito obrigado.

    1. Thiago, o que deixa o dente mole é a perda de altura óssea ao redor dele. E o que causa a perda de osso é justamente a presença do tártaro por baixo da gengiva, levando ao surgimento de bolsas periodontais. Se a perda de osso, no seu caso, for pequena, a tendência é do dente firmar, sim. Já em casos mais severos pode-se até parar o processo de perda óssea, porém o osso não volta a se formar. Agora é seguir as orientações da sua dentista, procurar fazer uma higienização criteriosa e aguardar a recuperação do seu organismo.

  179. Oi Ana
    Tenho 16 anos e faz um tempo que meu dente ficou meio mole, mas não tão mole assim, eu tenho uma mania de ficar empurrando ele pra ver se ta mole mesmo, e quando eu faço isso eu sinto ele um pouquinho mole, mas quando eu empurro demais eu sinto ele duro, eu também passei a sentir um desconforto muito ruim no dente da frente, sempre quando eu mastigo algo eu sinto ele meio mole, parece que meio espinhando ou latejando, eu não consigo morder nada com ele :c
    Eu tbm tenho gengivite, mas já estou tratando, pfv Ana me ajuda, estou desesperado, eu tenho paranoia com esse dente.

    Eu tbm tenho os dentes incisivos laterais encavalados.

    1. Primeiro: PARE de empurrar o seu dente! Se você tiver um problema periodontal (na gengiva e no osso em volta do dente), ele pode ficar um pouco mole, mas há tratamento pra isso. Já se você não tiver um problema periodontal, ao empurrar o dente o tempo todo você pode estar criando um. Além disso, esse hábito vai começar a movimentar esse dente, e aí ele vai ficar torto. Sugiro que você consulte primeiro um dentista especialista em periodontia (até porque você já tem gengivite) e, em seguida, um ortodontista, pra verificar a necessidade de usar aparelho. O tratamento ortodôntico resolveria o problema dos dentes “encavalados”.

  180. Ola Dra.
    Mto obrigada pelos esclarecimentos, a minha duvida qto aos dentes ligeiramente moles é… é normal após cirurgia periodontal eles ficarem assim? Há chance de voltarem a calcificar ? Ou o processo foi muito invasivo, nao resistiram e vou perde-los?? Mais uma vez obrigada!!

    1. Adriana, dependendo da perda óssea que deixou os dentes moles – se foi muita – eles não voltam a ficar firmes, apenas se interrompe o processo de perda óssea com a raspagem (remoção do tártaro por baixo da gengiva). Isso não quer dizer que você vá perder os seus dentes, apenas que o dentista interveio um pouco tarde.

  181. Dra.
    Ha 4 dias fiz cirurgia periodontal, em toda parte superior da boca, ja tenho perda ossea mas o dentista disse q nao justificava o enxerto osseo, nao encontrou tartaro algum, o dentista disse que no meu caso é bacteria alojada na gengiva. Ontem a noite senti os 4 dentes da frente um pouco moles… é normal?? Estou muito preocupada. Qto a esta bactéria ja li q ela pode evoluir pelos canais sanguíneos e se alojar na valvula do coração, como posso saber se isso ocorreu ou pode ocorrer ainda? Grata.

    1. Adriana, dentes moles em adultos nunca é normal… é sinal de problema periodontal (nos tecidos de suporte dos dentes, gengiva e osso). O problema a que você se refere (das bactérias se alojarem nas válvulas do coração) se chama endocardite bacteriana. Qualquer pessoa pode ter isso, mas uma forma de evitar é procurar manter uma boa higienização e supervisão profissional periódica (ainda mais se você já tem um problema periodontal).

  182. Boa noite doutora, eu retirei o aparelho e fiquei somente com os bráquetes colados, e um dente meu esta doendo e meio mole, ele corre o risco de cair? Assim do nada? Ou deve ser apenas pq tirei o aparelho e a sensação de tira-lo deixa a nossa boca “aerea”?

    1. Leandra, não é tão fácil assim um dente permanente cair… pra isso precisaria haver um grande comprometimento periodontal (dos tecidos em volta do dente, a saber, osso e gengiva). Sim, remover o arco do aparelho deixa a boca “aérea” (adorei esse termo 😉 ), então talvez seja só impressão sua. Sugiro que, se você não pretende mais usar aparelho, procure logo um dentista pra remover os bráquetes, pois eles dificultam bastante a higienização e sua permanência em boca pode trazer um monte de problemas pra você sem supervisão de um dentista.

  183. Boa tarde, meu filho caiu e bateu com dente 21 na quadra, quebrou do meio para baixo, foi restaurado e estava mole (balançando um pouco) mas no raio x, a dentista viu que não quebrou a raiz, estava tudo bem e foi colocado uma contenção fixa com resina, quanto tempo pode ficar essa contenção?

    1. Clarinda, depende do motivo da contenção, e o motivo mais comum é a luxação lateral (parece ser o caso do seu filho). O protocolo costuma ser contenção semi-rígida por 15 dias (sem fratura dentária) ou rígida por 6 meses (com fratura dentária). Se houve fratura, o segundo caso.

      1. A contenção foi retirada, como faço pra fazer o teste de sensibilidade pra ver se o dente esta “vivo”, qual melhor caminho? Se vai precisar de fazer canal?

        1. Clarinda, esse teste quem faz é o dentista, você precisa procurar um. Com base nesse teste e em outras informações do exame clínico, o dentista vai indicar ou não a necessidade de tratamento de canal.

          1. O ortodontista fez o teste com o spray gelado e o Breno não sentiu o dente, também disse que um dentista especialista em canal pode fazer o teste tentando abrir o dente pra ver se ele sente (se está vivo), se não estiver sentindo o dente a opção é fazer o canal mesmo, né? Ou tem outra opção?

          2. Se o dente não responde mais aos estímulos quer dizer que ele não é mais vital, o “nervo” dele “morreu”, portanto realmente está indicado o tratamento de canal.

          3. Ana, o dente do Breno esta demorando uns 10 segundos para responder ao teste do gelo. Qual outro teste pode ser feito? Quanto tempo posso esperar?

          4. 10 segundos é bastante tempo, Clarinda. Me parece que há uma alteração na sensibilidade dele, o que revela um problema na polpa (nervo) do dente. Existem outros testes (palpação, percussão), mas o diagnóstico se baseia no conjunto deles, um teste pode dar positivo e outro negativo, por exemplo. Vale a avaliação do dentista.

  184. Ola… bom, eu usei aparelho por algum tempo e ha algum tempo q ja tirei, pois tenho q tratar um canal fraturado. Meus dentes representam estarem meio moles. Nao acho q seja pelo aparelho e sim pq tenho bruxismo. Pode ser bruxismo?

  185. Bom dia…
    Meu dente da frente quebrou parcialmente e colocou a resina, dura sempre de 01 a 03 meses e solta novamente, tem como fazer algo definitivo para cessar esse troca troca de resina…?

  186. Boa noite, fui a dentista, ela falou que eu tinha que tirar o dente siso, mas ela nao faria essa cirurgia, tenho que procurar outro dentista que faça, hoje senti ele mole, o que eu faço?

    1. Mara, sim, você deve procurar outro dentista que faça extrações de sisos. Pode ser um clínico geral que faça cirurgia oral menor ou, se você preferir um especialista, um cirurgião buco-maxilo-facial. E se o dente está mole, é bom procurar logo… seria bom consultar um periodontista, também.

  187. Ola Ana, tenho 12 anos e cairam 4 dentes meus porque eu não escovo eles e vai cair mais 1, como eu posso regenerar os dentes eles ja são de ossos, me ajuda pf

    1. Lucas, não há como “regenerar” seus dentes, depois que eles caem é pra sempre. A NÃO SER que sejam dentes de leite, o que é muito provável por sua idade. A melhor maneira de manter seus dentes sempre bons é escovando-os regularmente e usando o fio dental. Então, não tem mágica, ESCOVE-OS. 🙂

  188. Olá Dra. Ana

    Coloquei aparelho fixo ha umas 3 semanas nos dentes superiores e um dos dentes da frente está mole, esse dente mole está em atrito com o dente de baixo que fica empurrando toda vez que mastigo. Tem perigo desse dente superior cair?

    Obs. esse dente que está mole é diferente dos outros, pois os dentes da frente geralmente são retos e lisos, mas este unico dente é como se fosse um molar, sabe, meio quadradinho, então depois que coloquei o aparelho e o dente foi se movendo entrou em atrito com o dente de baixo.

    1. Camila, não é assim tão fácil um dente cair. Provavelmente ele está mole pelo contato com o dente de baixo, portanto é preciso eliminar esse contato. Isso feito, o dente deve “endurecer” de volta. Entre em contato com o seu dentista e relate esse sintoma.

  189. Oi Doutora,
    Sou Gabriel e tenho 11 anos, eu estou com um dente permanente mole, ele esta mole tipo quase não da pra notar, mas ele esta mole, o que devo fazer ou qual pode ser o meu problema ?
    Obrigado.

  190. Boa noite, doutora.
    Minha filha tem 8 anos, e aos 3 anos ela bateu com boca, até ai tudo bem, já faz mais de 1 ano que o dentinho da frente dela nasceu e um está maior que o outro, e o dente menor está mole, ele nao endureceu. Tem algum tratamento?
    Desde já agradeço.

    1. Marissandra, é importante que um odontopediatra avalie. Os 2 dentes nasceram e 1 está mole, é isso? Ou o dente que está mole ainda é o de leite?

  191. Ola Ana, eu bati meu DENTE da FRENTE.
    Após alguns dias ele ficou ESCURO.
    Ele chegou a ficar mole…
    Atualmente ainda está escuro… gostaria muuuuuuito de deixa-lo ao normal, sera o q eu posso fazer nesse caso ????

  192. Olá doutora, meus dentes inferiores, os 4 incisivos, são bem tortos, bem encavalados mesmo! Eu tenho frequentes problemas de tártaro na parte de tras destes dentes, justamente por causa da dificuldade de limpeza correta! E sinto nos ultimos 15 dias que parecem estar moles, sinto mais quando escovo, sera q tem jeito, uma limpeza profissional ja resolve?

    1. Tem jeito sim! Pra remover o tártaro é preciso uma raspagem profissional, só com a escova e o fio dental você não vai conseguir remover. E é importante que um dentista / periodontista avalie e intervenha já, pra interromper a perda óssea (se houver) e preservar seus dentes.

  193. Olá !
    Acabei de descobrir que sofro de bruxismo, o problema é que pode ter sido tarde, pois os dois dentes frontais estão meio amolecidos, tipo eu sinto eles se movimentarem quando eu deito e quando eu me alimento. O que eu posso fazer, estou desesperado rsrs, será q eles têm salvação ?

  194. Minha criança de 7 anos com dente definitivo frontal quebrou do lado direito em fase de crescimento (não totalmente para fora da gengiva), bem no meio, proximo a gengiva, e foi recolocado com resina no mesmo instante, ficou aparentemente normal, com isso eles podem ficar como era antes e fazer a mordida normal, o que pode acontecer depois disso e quais cuidados a se tomar?

    1. Sim Israel, em princípio está tudo bem. Claro que, se a restauração for muito grande, é bom sempre ter bom senso ao morder algum alimento mais duro.

  195. Olá Ana.

    Que tem dentes com raízes curtas pode usar aparelho ortodôntico?

    Eu consultei dois dentistas.
    Um disse que não e ponto!
    O outro disse que ser for curta naturalmente (meu caso), pode sim… porém se for curta por falta de cálcio ou alguma doença, não.
    Estou super na dúvida. Meus dentes são tortos e me incomodam, porém ficar sem um dente seria pior ainda.

    Obrigada!

  196. Olá!
    Quando era pequena bati o dente da frente, de leite, que acabou empurrando o permanente, e foi preciso fazer uma cirurgia para a remoção do dente. Há quase dois anos, quando atingi a maioridade, fiz um implante. No começo, senti o dente vizinho amolecer um pouquinho e o meu dentista disse que era normal. Voltei a reclamar tempos depois, pois estava com medo de perder outro dente, e ele disse que eu tinha bruxismo. Hoje eu uso aquela plaquinha para dormir, mas de uns tempos para cá senti que os vizinhos estão um pouco moles, e às vezes, sinto umas “agulhadas” próximas do dente. O que você acha que pode ser?
    Obrigada.

    1. Dayana, o bruxismo é um hábito que coloca muita força sobre os dentes, mais do que eles estão preparados para receber. Isso pode causar problemas periodontais, ou seja, no osso e na gengiva em torno dos dentes. Acredito que, no seu caso, o problema deva ser esse. O uso da placa de mordida ajuda a distribuir melhor as forças, protegendo os dentes e o periodonto.

    1. Lilian, se você não pretende continuar o tratamento ortodôntico (ou está sem condições), o ideal é remover o aparelho. Ficar de aparelho sem supervisão do dentista / ortodontista pode levar a problemas sérios, inclusive nos tecidos em volta dos dentes (osso e gengiva), o que explicaria os dentes moles. Ou seja: procure seu dentista.

  197. Olá, estes dias meu dente do siso começou a doer e parece que está mole, fui ao dentista ha um tempinho atrás, e estava tudo bem com este dente, não tem cárie… Tenho a sensação que este dente continua apontando, será possível, sendo que ele nasceu há mais de 10 anos?
    Obrigada !!!

    1. Denise, qual a sua idade? Se o dente estiver amolecido, pode ser que ele esteja extruindo (“apontando”), sim… e aí, pode haver um problema periodontal (nos tecidos de suporte dos dentes, osso e gengiva).

      1. Eu tenho 38 anos, este dente começou a nascer quando eu tinha uns 28 anos… Agora parece que ele está voltando ao normal (não está tão mole), não imaginava que um dente poderia apontar mais, depois de tanto tempo! Obrigada pelas informações !!!

        1. Sim Denise, pode, mas tenha em mente que isso não deve ser considerado normal, é consequência de um problema periodontal. Portanto, é preciso procurar um dentista.

  198. Venho notando meus dentes moles há algum tempo, fui na dentista, ela examinou manualmente e disse que é “normal” os dentes se mexerem. Meus dentes têm sintomas de periodontite mas minha dentista apenas os obturou e fez canal em alguns… Inclusive fez raio X enquanto fazia os canais… Alguns dos meus dentes de trás (tanto embaixo como em cima) estão começando a perder tecido e ficarem meio afastados da gengiva, e os da frente que foram obturados na base ainda os sinto mexer… Gostaria de saber se é possível que tenha havido alguma negligência ou até ignorância por parte da minha dentista… Talvez eu esteja com periodontite e não esteja tratando… Fiquei um tempo meio mal por motivos que não vêm ao caso e me cuidei muito, muito mal nesse tempo, meus dentes se encheram de tártaro e continuam piorando… Começo a desconfiar do julgamento da minha dentista… Se puder me ajudar, agradeço. Obrigado.

    1. Arnold, até certo ponto os dentes “se mexem” mesmo, pois as raízes deles não são fixas diretamente ao osso, entre o osso e a raiz existe uma série de fibras chamada de ligamento periodontal, que fornece um certo “amortecimento”. Mas, pela sua descrição, me parece mais que isso. Pra tirar a “cisma”, sugiro que você procure um dentista especialista em periodontia pra avaliar.

  199. Olá, algumas semanas atrás acordava com os dentes “tensos”, provavelmente por bruxismo. Comecei a notar um pouco de sangue quando eu acordava entre os dentes da frente. Aguardei. Reparei um dia que um dos dentes havia se movimentado um pouco para trás. Não senti nem sinto dor alguma.
    Seria possível entortar um dente dormindo, de uma noite para outra?

    1. Pode acontecer sim, Gean. Me parece que o bruxismo pode estar causando (ou piorando) um problema periodontal (nos tecidos de suporte dos dentes, gengiva e osso). O sangue pode ser um sintoma disso. Sugiro que você procure um dentista, idealmente um periodontista, pra avaliar.

    1. Irene, dentes permanente moles NUNCA é normal. Pode ser que você esteja com algum problema periodontal (nos tecidos de suporte dos dentes, osso e gengiva). Sugiro que você procure um dentista pra avaliar.

  200. Olá, tenho 18 anos e senti que o meu dente está mole. Há alguns dias atras fui ao dentista e ela falou que tava td certo. Se fosse doença periodontal ela tinha falado. O que pode ser? Dá pra movimentar ele com a língua. Tô com medo.

    1. Taina, você mostrou esse dente especificamente pra ela? Porque dentes permanentes não ficam moles… e, quando ficam, na sua idade, é sinal de problema. Alguma possibilidade de estarmos falando de um dente de leite? Todos os seu permanentes já nasceram?

  201. Olá Ana, tudo jóia?

    Estou com um problema parecido com a colega Amanda. Um dos meus dentes incisivo lateral superior está meio mole. Fui a alguns anos a uma periodontista, e ela me disse que é só impressão, mas eu noto que ele dá uns estalos quando movimento ele, sabe? O pior é que eu fico o tempo todo verificando se está mole e acabo balançando ele mais e mais. Gostaria muito que você fosse aqui de Maceió, tenho bastante medo de dentista, na verdade deve ser odontofobia mesmo, suas respostas são bastante seguras e esclarecedoras. O que será isso, Ana? Você não conhece algum periodontista de sua confiança aqui em Maceió? Obrigado, Deus te abençoe.

    1. Roni, PARE DE MEXER no dente, ok?! Compreendo a vontade que dá, é até instintivo, mas isso pode transformar uma desconfiança num problema de verdade. Se você foi numa periodontista e ela não viu problema, ótimo. Mas se isso faz alguns anos, já é hora de checar de novo, agora pode ser que haja algum comprometimento periodontal. Não conheço nenhum profissional em Maceió, mas já estou procurando, aqui. Caso tenha uma indicação, entro em contato por e-mail. Abraço! 🙂

          1. Ana,

            Qual escova você indicaria para retração gengival? Eu uso a SENSODINE, mas deve ter mais macias no mercado. Ouvi falar da CURAPROX 5460, mas não encontro ela em Maceió. O que você acha? Qual indica pra seus pacientes? E me desculpe a cara de pau, mas estou esperando a indicação do periondontista aqui de Maceió. Muito obrigado e Deus te abençoe.

          2. Oi Roni, o importante é que a escova seja macia, com cerdas paralelas e da mesma altura. A Curaprox é excelente, mas não é muito fácil de achar em lojas físicas, é mais fácil comprar pela Internet. Quanto ao periodontista, como disse, não conheço nenhum na sua região, cheguei a fazer um apelo nas redes sociais em busca de um, mas não obtive resposta. Então não consigo te dar uma indicação muito pessoal, mas no tem algumas sugestões de profissionais em Maceió aqui –> http://acheseudentista.com.br/index.php?pg=busca&especialidade=19

  202. Olá, comecei a usar um pó dentifrício e senti um dos meus dentes da frente sensivel e um pouco mole, depois de semanas senti o outro dente estalar quando faço movimento com a língua, e tenho a impressão quando o balanço dele estar mole, isso vem acontecendo sempre na hora da escovação e agora estou com mania de sempre movimenta-lo com a lingua. Não vejo nada de diferente na gengiva, não há sangramento, mas sinto uma leve “coceirinha”, não constante. Tenho medo que os dois dentes possam cair por causa do pequeno movimento, mas o que me preocupa mais é senti-lo estalando. O que pode ser?

    1. Amanda, primeiramente: PARE de movimentar o seu dente com a língua, isso só piora o problema. Pode ser que haja um problema periodontal, ou seja, no osso e na gengiva em volta desse dente. Seu dente não vai cair sozinho, isso significaria um problema em estágio muito avançado… mas é essencial você procurar um dentista (periodontista) o mais rápido possível pra avaliar e tratar de acordo.

  203. Ola, estou com muito medo, tenho 17 e sinto que um dente meu esta mole… não estou em um estado tão grave, há uns 10 dias estou passando periogard, melhorou muito, estou com medo de perder os meus dentes tão novo seria possivel algum tratamento para não perde-los ? Sinto-me tão triste, acho que estou com começo de depressao… seria possivel eu voltar a ser feliz? Ou seria tarde demais ?

    1. Emerson, dentes moles em pessoas adultas é sinal de problema periodontal, ou seja, na gengiva / osso que está em volta deles. E sim, há tratamento pra isso, mas é essencial que você procure um dentista (periodontista) o mais rápido possível, pois a chance de resolver o problema sem maiores consequências aumenta muito. Não fique triste não, justamente por você ser novo as chances são bem melhores… mas procure ajuda profissional, ok?!

  204. Oi Ana,
    Olha, há 01 semana atrás meu dente da frente de uma hora pra outra ficou dolorido e começou a amolecer… Hj senti a mesma sensação de dor e percebi que ele ficou mais mole ainda… Tenho muito cuidado com meus dentes, pelo fato de ter hipotireoidismo e meu médico sempre fala que os problemas maiores dessa doença é que atinge muito cabelo, unhas, ossos e dentes. Realmente, mesmo com cuidado, minha gengiva sangra sempre que passo fio dental (não em todo lugar), e as vezes até ao escovar também. Minha dentista está de férias e volta dia 20 agora, e eu não fui a outro dentista, quis esperar por ela. Porém, estou com medo deste dente cair antes de segunda-feira… Sabe me dizer se pode acontecer assim, cair e pronto? Tô muito triste com essa situação, mesmo pq tenho todo cuidado. Pode me ajudar? Um abraço e desde já obrigada.

    Dorothy Marques

    1. Dorothy, é muito improvável que o seu dente caia assim de uma hora pra outra. Dente mole geralmente é sinal de problema periodontal, ou seja, nos tecidos que “seguram” os dentes (gengiva e osso). Como é num dente só, uma possibilidade é que esse dente esteja “batendo” no correspondente a ele no arco oposto antes dos outros, de um jeito errado. Isso se chama “contato prematuro” e coloca muita força em cima de um dente só, o que explica essa mobilidade. Enfim… na minha opinião dá pra aguardar até dia 20, mas é importante avaliar e tratar de acordo (um pequeno desgaste pra aliviar o “toque errado” pode resolver o problema de vez).