Quando a dor de dente aparece, não é de se surpreender que a pessoa vá atrás de um remédio. Só que, pra saber o remédio certo (e se é caso pra remédio), é preciso saber a causa da dor. E pra saber a causa da dor, só procurando um dentista.
Estando isso entendido, acho útil esclarecer pra que servem as categorias de medicamentos mais comuns prescritas no consultório do dentista. São elas:
Analgésicos
São remédios que diminuem ou interrompem certas vias de transmissão nervosa, acabando com a sensação dolorosa. Existem muitos tipos de analgésicos, que agem de várias formas, mas usa-se o termo para designar qualquer membro do diversificado grupo de drogas usadas para aliviar a dor. Em resumo: analgésico diminui a dor.
Anti-inflamatórios
São medicamentos que combatem a inflamação dos tecidos. A inflamação consiste numa série de eventos que o nosso organismo desencadeia (dor, calor local, vermelhidão e inchaço) quando se sente agredido, ou seja, a inflamação é um mecanismo de defesa, não é uma coisa ruim em si. Quando se extrai um dente, por exemplo, a cicatrização da gengiva envolve um processo inflamatório, o que é normal e esperado. O problema é que muitas vezes os sintomas da inflamação (entre eles a dor) são exagerados, e por isso se recomenda anti-inflamatórios (que acabam, direta ou indiretamente, atuando sobre a dor também). Existem vários tipos de anti-inflamatórios, pra diferentes fins. Em resumo: anti-inflamatório combate a inflamação.
Antibióticos
São remédios usados pra combater infecções. Essas substâncias interagem com microrganismos que atacam o organismo humano no sentido de matá-los (bactericidas) ou paralisá-los / inibir sua reprodução (bacteriostáticos). Em resumo: antibiótico combate a infecção.
Qual remédio tomar?
Tendo em mente as definições acima, fica claro que se você tem uma dor de dente é preciso entender o motivo pra tomar o melhor remédio. Às vezes há dor, mas não há inflamação. Às vezes há inflamação, mas não há infecção. Às vezes há infecção mas não há dor. Mas a verdade mais importante é que nenhuma dor pode ser eliminada sem que a causa dela seja removida… e aí entra o dentista.
Dor de dente não é doença, é um sintoma. E a doença pode ser cárie, gengivite, pericoronarite, doença periodontal, pulpite, etc.. E o único profissional capaz de identificar e intervir pra remover a cárie, tratar a gengivite ou fazer um canal, é o dentista.
Enfim, pra cada uma das três categorias de medicamentos citada existe uma infinidade de tipos de remédios. O analgésico que serve pra um tipo de dor de dente, não serve pra outro. O antibiótico que trata infecções gengivais é diferente daquele usado em problemas de canal, por exemplo. E o mais importante: nem todo mundo está apto a tomar qualquer medicamento. Por isso, a avaliação clínica e a anamnese (aquele monte de perguntas que o dentista faz) é essencial pra prescrever um remédio com segurança. Qualquer coisa fora disso, é chute.
É compreensível que na falta de atendimento adequado (no meio de um feriado, por exemplo) quem tem dor de dente tome um analgésico. Se você pretende fazê-lo, é um direito seu, mas faça-o por sua conta e risco. Apenas entenda que qualquer remédio que você tome (por conta própria ou por conselho de terceiros) vai no máximo aliviar a dor por um certo tempo. Ir ao dentista, em caso de dor de dente, é inevitável.
632 comentários
Olá doutora, tenho dentista marcado apenas para quarta-feira a tarde. Estou com muita dor no dente da frente, incisivo central, uma pequena cárie bem na ponta do dente… a dor é uma fisgada que vem e vai… ultimamente dói muito. Quando tomo algo gelado as vezes incomoda. O que devo fazer até quarta para aliviar? Não consegui outro dentista para antes, estou com medo.
Você até pode tomar um analgésico a que esteja habituada, Aline… mas nada garante que vai aliviar. Tomara.
Boa noite, doutora. Estou com um dente quebrado, e o mesmo está doendo muito, estou tomando analgésico, mas a dor só alivia no máximo durante 5 horas. Só posso ir ao dentista nas férias, a partir do dia 15 de dezembro, tem algum antibiótico que eu possa tomar para mascarar a dor até que eu possa ir ao dentista ?
Antibiótico não é analgésico, Renata… e analgésico você já está tomando, sem sucesso. Você precisa ir ao dentista o quanto antes porque, até lá, nada garante que você não vá sentir dor. Dê um jeito de antecipar a ida ao dentista, afinal é prioridade, né?!
O dentista foi arrancar o meu ultimo dente de baixo e nao conseguiu arrancar, ele quebrou a coroa do dente mas ficou uns pedacos pra fora, ai ele falou q nao ia mais doer so q doi direto e nao tem remedio q passe a dor, ele so passa paracetamol e ibuprofeno e a dor nao passa, tem hora que doi tipo tremendo q as vezes vai dando uma agonia q desce pro ombro, e as vezes fica tipo pulsando, nao sei mais oq tomar, qual remedio seria melhor pra tomar e passar essa dor, por favor, nao tenho como arcar no dentista particular como eles me mandaram porque e muito caro, me ajude doutora.
Maria Jose, compreendo a situação, mas não há como resolver isso em casa, sem um dentista. Tomar remédio vai no máximo “mascarar” a dor, o que nem está adiantando. Sugiro que você procure, então, uma faculdade de Odontologia ou ABO ou sindicato, nesses locais o atendimento tem custo reduzido, às vezes custo nenhum. Eu falo mais sobre isso aqui –> https://medodedentista.com.br/2012/01/dentistas-gratis.html
Doutora, meu dente do siso está nascendo e dói muito às vezes, estou tomando Diclofenaco e Doriles, na hora que tomo passa, mas depois a dor volta de novo, é normal? E quantos dias demora pra parar de doer realmente?
Jaqueline, depende do motivo da dor. Se for só uma inflamação, quando a inflamação passa a dor vai embora. Mas pode ser uma infecção também, uma pericoronarite, como explico aqui –> https://medodedentista.com.br/2011/11/gengiva-inflamada-por-causa-do-siso.html . Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.
Boa noite, Doutora.
Então, faz alguns meses que eu fui no dentista, fiz algumas restaurações e ele disse que eu tinha gengivite localizada, só na parte superior dos dentes nos lados direito e esquerdo, ai fiz uma limpeza e tudo certo.
Desde então, minha gengiva não sangra na escovação e nem com fio dental, apesar de eu ainda achar ela meio vermelha.
Nesses dois últimos dias, tenho sentido muita dor ao comer dos dois lados e doi lá no antepenúltimo/penúltimo dente e a gengiva nessa parte, ta doendo um pouco se eu tocar, mas não sangra. Dói demais ao mastigar e as vezes fica meio dolorido mesmo sem mastigar.
Não estou conseguindo comer nada pq dói ao comer. Essa dor seria da gengivite? Ou outra causa?
Se eu empurrar o dente com o dedo também doi.
Tenho risco de perder meus dentes,doutora?
Obs: meu dente não ta mole, nem nada disso.
E eu antes de ter essa dor, passei por uma gripe muito muito forte.
Que remédio é melhor pro meu caso?
Já marquei o dentista, mas só vai dar pra ir no final de semana.
Nelson, gengivite geralmente não dói. Me parece que a sua dor pode ser dentária… ou já há um envolvimento periodontal (o problema já chegou ao osso, não está mais na gengiva). Não há risco imediato de perder seus dentes, mas é preciso avaliar e ver o que está acontecendo. O dentista vai esclarecer.
Dra, estou sentindo dor em meu dente furado tem 5 dias, eu tomei nimesulida 2 dias e parava um tempo de doer e depois voltava, ele nao ta inchado nem saindo pus, e a dor tem horas q e insuportavel, eu tenho 18 anos, uns amigos dizem q e o dente siso nascendo, doi o dente furado de cima e depois passa pro de baixo arrancado e as vezes pro dente siso, o q pode ser isso ? Inflamação ? Infecção? Ou o dente siso nascendo mesmo ?
Como tratar ?
Anderson, pode ser uma “combinação” da dor da cárie e do siso, se os dentes são próximos. O fato é: você precisa procurar um dentista pra identificar a causa da dor e tratar de acordo. Até lá, seu dente vai continuar doendo.
Dra., boa noite, então a restauração do meu dente (15) caiu e a minha dentista me falou que como a polpa já foi atingida, deveria ser feito canal, o dente está doendo um pouco e ela passou amoxilina e ibuprofeno, marcando para o começo do canal daqui a 7 dias. Minha dúvida é porque não fazer logo o canal?
Joana, provavelmente porque sua dentista quer terminar o tratamento com antibiótico antes, pra controlar a infecção. Mas certeza mesmo das intenções dela, só ela pode dar.
Boa noite!
Dra. Ana, passei no dentista e preciso extrair 6 dentes. O dentista mandou eu tomar Azitromicina, ibuprofeno e dipirona 1 hora antes do procedimento. Posso tomar todos medicamentos de uma só vez? Gostaria de uma segunda opinião pra ficar mais calma. Tem necessidade de tomar ibuprofeno antes de extrair também? Tenho arritmia e taquicardia, por isso tenho medo de tomar o Azitromicina porque nunca tomei. O dentista mandou eu tomar 1 hora antes. Para prevenir endocardite? Estou com muito medo. Até o dentista ficou nervoso comigo. Se não tivesse pago ia em outro dentista, pois fico com medo agora. Me ajude por favor!!!
Berenice, tome a medicação como o dentista prescreveu. Se ele prescreveu tomá-los juntos, 1 hora antes do procedimento, ok. A profilaxia antibiótica vida prevenir endocardite e a infecção local. O anti-inflamatório é pra haver menos edema (inchaço) e sintomas inflamatórios de forma geral, pra que você tenha um pós-operatório mais tranquilo. Confie no seu dentista.
Dra. fiz um raio x do dente 11 e 12, foi constatado que teria que fazer canal mas eu nunca senti dor alguma, ai fiz a primeira sessão, depois disso meu rosto inchou muito, voltei na destista e ela fez uma drenagem e passou amoxilina pra tomar junto, tb passou dipirona, mas a dor não passa de jeito nenhum, estou sem comer e dormir ha tres dias, o que eu faço?
Danilson, pelo seu relato você teve um abscesso (já que foi necessário drenagem). Você está tratando o canal, já está medicado… agora é aguardar que seu organismo responda ao tratamento. Se achar necessário procurar sua dentista antes da próxima data agendada, faça isso. Muitas vezes a troca do curativo já alivia a dor.
Olá dra.! O lado direito da minha boca começou a doer. Principalmente quando me abaixo, ele lateja, você acha que pode ser o siso que está nascendo? Tenho 18 anos.
Pode ser sim, Maria. Lateja exatamente onde? Do lado do rosto, nas maçãs do rosto?
Boa tarde dra. Quebrei meu dente molar e fui ao dentista, ele fez uma restauração, mas doi muito quando mastigo, só consigo mastigar do outro lado, voltei nele para reavaliar, ele disse que apesar de ser bem profundo não é caso de canal e me passou um antibiotico (frademicina 600mg dose unica), mas não melhorou, ainda esta doendo muito quando mastigo. O que será?
Obrigada.
Jhenyffer, salvo você tenha esquecido de me contar alguma coisa, não vejo razão alguma pra antibiótico. Um analgésico ou anti-inflamatório faria mais sentido. Você tem uma “pulpite”, que é a inflamação do “nervo” do dente.
Dra. minha filha foi no dentista e foi removida a carie e o dentista falou que ja tinha atingido o nervo! Fez a restauração, mas a bochecha esta inchando e nao sei o que fazer? Esta tomando amoxilina e ibuprofeno mas esta doendo!!!
Eliane, se foi atingido o nervo, tem que tratar canal. No mínimo, abrir esse dente e fazer um curativo, se não não vai parar de incomodar. Converse com o dentista.
Olá Dra!! Meu dente 47 quebrou ano passado, mas consegui restaurar. Daí esse ano, em agosto, ele quebrou de novo, mas o doutor não achou que fosse caso de canal, então restaurei de novo, mas não gostei da restauração, pois não tava conseguindo passar o fio dental, ficava enganchando e arrebentando o fio. Voltei lá e o doutor passou uma lixa, amenizou o problema, mas não resolveu. Hoje 10/09/16 depois do almoço passei o fio no dente e enganchou e levantou a restauração, mas ela voltou pro lugar empurrando, agora a noite to sentindo muitas dores, a restauração é bem grande, será que é caso de canal? Tomei torsilax e aliviou um pouco. O que vc acha que pode ser?
Larissa, não é necessariamente caso de canal, mas é certeza que essa restauração precisa ser trocada, ela não pode ficar solta como está. Considerando a situação, esperado que haja alguma que haja dor. Procure seu dentista pra reavaliar e tratar de acordo.
Há 15 dias atrás fui ao Dentista me queixando de pequenas pontadas no primeiro molar inferior, e as pontadas só eram constantes a noite, o Dente não chegava a doer e não tinha sensibilidade ao quente e ao gelado. Pedi pra que fosse trocada a restauração desse dente, mas nada constava o porque dessas pontadas, cheguei a tirar raio x e tudo ok. Só que essa semana retornei ao dentista com um abscesso na gengiva abaixo do dente, fiquei triste, ele me falou que devo fazer canal, mas como pode ser canal se o raio x não comprovou nada ?
Caroline, a radiografia é um auxílio diagnóstico… mas nem sempre ela traz alguma informação relevante. Às vezes o dente está aparentemente ok na radiografia, mas num caso de necrose pulpar recente (o “nervo” do dente ter “morrido”), por exemplo, não aparece nada na radiografia, mesmo. E isso pode acontecer de um dia para o outro.
Já tenho o siso ha bastante tempo e essa semana ele resolveu inchar minha boca toda, não consigo comer, somente ingerir liquidos. Fui ao dentista e ele ja queria arrancar meu dente. Mas estava inflamado, sera q a anestesia ia pegar?
Nathália, se o dentista sugeriu fazer na hora a extração, é porque ele julgou que a anestesia iria “pegar”, normalmente. Não tenho razão pra duvidar.
Oi, estou com o dente 27 com cárie profunda, além de estar doendo muito, tenho dores de cabeça… e dificuldade para comer…
Fui no dentista e tenho que esperar uma semana para a extração, oq posso tomar ?
Obs: possibilidade de estar grávida (nada confirmado)
Lúcia, o dentista não prescreveu nada pra dor / inflamação / infecção?
Olá, recentemente fiz uma extração e dois dias depois ela começou a doer muito, retornei ao dentista e foi constatada uma perfuração da membrana, fui medicada com TILEX 30mg e AMOXICILINA 875mg. E também estou tomando TORAGESIC pra dor, mas mesmo com toda essa medicação continuo com dores insuportáveis, onde não consigo comer, dormir e mal consigo falar, fora esses medicamentos já tinha tomado NIMESULIDA, logo após a extração e também já tomei dipirona e ibuprofeno, mas nada da dor passar, sinto uma forte dor no rosto e na cabeça e não sei mais o que fazer, se puder me dar alguma diga fico muito grata. Obrigada.
Albani, quando tempo faz da extração? Você já procurou seu dentista pra reavaliar e ver a possibilidade de infecção?
Posso tomar diclofenaco de sodico e ibuprofeno 600 para dente infeccionado?
Esses remédios podem até aliviar um pouco a dor, Renilda… mas não resolvem a infecção. E sem resolver a infecção, vai continuar doendo. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.
Boa Tarde,
Tenho um canal que deve ter pelo menos uns 10 anos no ultimo dente. Ultimamente tenho sentido dor e a gengiva esta ficando inchada. O nivel de sensibilidade aumentou bastante.
O que pode ser?
Ronaldo, pode ser um problema tanto gengival quanto do canal (ou uma combinação de ambos). Procure um dentista pra avaliar.
Dra. meu dente esta doendo demais, tem um buraco e esta super inflamado e não aguento mais, só falta 11 dias para eu ir ao dentista e comprei o anti-inflamatorio nimesulida, tem algum problema se eu tomar antes de ir ao dentista ? Ou quando eu chegar ao dentista posso extrair ele inflamado ?
Raquel, geralmente um “buraco” (mesmo grande) num dente não é motivo pra extração. E 11 dias de anti-inflamatório é muito, não vai fazer bem pra você. Sugiro que você antecipe essa consulta ou procure outro dentista que possa atendê-la antes.
Boa noite, Dra. estou fazendo tratamento para colocação de aparelho ortodôntico, entretanto meus dentes estão muito sensíveis e a dentista não conseguiu realizar a limpeza, me indicou um creme dental sendo fins usei e não melhorou, e pra piorar a retirada do terceiro molar foi remarcada e o dente está com uma cárie, e gostaria de saber qual medicamento usar pq estou pensando em chegar no dia da cirurgia e o dente está inflamado e ser remarcada novamente. Me ajude, por favor.
Lidiane, só há necessidade de medicação pré-cirúrgica se sua dentista prescrever. Se ela achasse necessário, teria prescrito. Ela vai reavaliar no dia agendado e, estando tudo ok, será feita a extração.
Boa tarde Dra, eu tenho um buraco no dente e está inflamado, meu rosto inchou, fui na emergência hj e a médica informou que preciso fazer canal. Ela abriu o canal e passou 2 remédios, toragesic e amoxilina. Só posso fazer o canal na semana que vem, tem algum problema o canal ficar aberto??
Se cair água, alimento dói??
Eu preciso desinflamar o dente pra fazer o canal?? Se não a anestesia não pega??
Obrigado!!
Paulo, não é o ideal que o dente fique aberto, mas se está saindo secreção dele, ela já vai sendo eliminada (se fosse feito curativo, você provavelmente teria muita dor). Se dó dá pra começar o tratamento na semana que vem, ok, tome a medicação e aguarde. A medicação já vai “desinflamar” o dente. Pode doer ao beber e comer, sim.
Boa tarde, Doutora Ana. Me tire uma dúvida. Fiz um tratamento de canal no dente 16, durou umas 5 sessões até a dentista finalizar e me dizer que eu já poderia fazer a restauração. Durante todo o processo (as sessões), não senti muitas dores, senti apenas incômodos que passaram com o uso da Nimesulida. Pois bem, no dia 03/08 foi minha última sessão e dia 10/08 fiz a restauração. Tive a sensação de que ela tinha ficado meio alta, pegando no dente de baixo, mas a dentista informou que era apenas uma sensação, que não estava alta, que por eu estar anestesiada (devido retirada de cárie em outro dente) não estava sentindo muito bem. 2 dias depois de fato não senti mais ela alta, estava normal. Tudo estava bem até que no dia 13/08 comecei a sentir dor no que parecia ser o dente do canal, bem dolorido e sensível. Fiz um raio x e detectaram uma cárie razoavelmente grande no dente anterior e que poderia ser isso a causa da dor no dente do canal, que o problema de um dente pode irradiar a dor para outro. O dentista retirou a cárie ontem, 16/08, fez a restauração, não precisou de canal e informou que caso a dor não passasse hoje, 17/08, que deveria procurar a dentista que fez o canal. Então, até o momento estou sentindo o desconforto, quando passo a língua em cima desse dente, sinto dolorido. Estou tomando anti-inflamátorio (ibuprofeno) que ele receitou por 3 dias e hoje comecei a tomar amoxilina. Você acha que devo aguardar até sexta feira que foi o prazo que o dentista disse para eu tomar o anti-inflamátorio para ver se a dor passa e ver se a amoxilina faz efeito? Ou já devo procurar logo a dentista que fez o canal?
Acho que dá pra aguardar, Kelly. Tome a medicação como prescrita, e na sexta você fala com o seu dentista.
Doutora, minha obturação caiu e fui em um dentista mês passado e ele falou q é tratamento de canal, agora estou com abscesso tá inchado, marquei o dentista mas so terça feira, daqui a 6 dias, o q posso tomar até lá para melhorar esse abscesso? Muito obrigado, boa tarde.
Jediael, sugiro que você antecipe a consulta ou que procure outro dentista em caráter de urgência pra abrir esse dente e fazer um curativo. Aí na terça você conversa com o seu dentista e começa o tratamento de canal. Se não, a dor e o inchaço tendem a aumentar.
Bom dia Dra. Ana, já fui no dentista e fiz raspagem no dente pois estava doendo muito, o dentista me disse que tinha duas cáries para tratar, mas o dente que doia muito voltou a doer mais, foi o dente do lado dele que estava doendo, o dentista fez uma obturação nesse dente e disse que tinha que fazer canal mas não me receitou o encaminhamento para fazer o canal, só o remédio ibuprofeno, e pediu para eu voltar nele, só que o meu dente não dói mais e esta com um buraco do lado, mas não sinto nenhuma dor, mas gostaria de saber se caso ainda precise fazer canal que eu não quero fazer eu posso mandar extrair meu dente porque eu prefiro extrair do que fazer canal, tem algum problema nisso?
Elisabette, não é porque o seu dente não está doendo agora que não há mais necessidade de tratamento de canal. Se tem indicação de tratamento de canal, tem que tratar. Se você extrair, vai ter que usar prótese para o resto da vida. Eu acho uma péssima escolha se o seu dente é viável e tratável… pense melhor. Por que não tratar o canal e manter o seu dente?
Dra. boa noite. Estou acordada faz 2 hrs… nao estou aguentando, ja passei em 3 dentistas e cd um fala uma coisa… ja tiraram rx e nao consta grave problema na raiz. Estou travando o maxilar a noite e está pegando o 2 dente após o canino… fui em uns dentistas ano passado q quiseram tratar canal… eles lixaram um pouco meu dente pra hr q eu fechasse a boca não pegasse no dente… enfim, nao quis tratar canal pq achei q nao tinha necessidade ja q nao deu nd no rx… daí esse ano em fevereiro acordei com a dor insuportável de novo… fui no dentista e ele disse q nao tinha necessidade msm do canal… lixou mais um pouco o dente e fizemos uma plaquinha pra eu dormir…. Esse fds esqueci de por a placa e acordei morrendo de dor… travei mtooo o maxilar a noite… e desde entao to com a placa ateh de dia… mas acho q to tomando o remédio errado pra dor… to tomando cetoprofeno 100mg… mas nao dura 3 hrs o efeito e ja quero tomar outro… vi q tenho o Ibupril de 600mg aki em ksa… será q esse eh melhor?! Sei q a dor eh pq dormi sem a placa e acaba pegando o dente… ele chega ateh a ficar mole, Dra… da vontade ateh de arrancar ele… mas sei q nao vai adiantar… vou continuar travando o maxilar e vai pegar outro dente… soh keria saber sobre o remedio msm… qual eh mais potente… e se posso parar de tomar o cetoprofeno e tomar o ibupril. Obrigada!!!
Juliana, sem nunca ter examinado você não tenho como afirmar ou “autorizar” a troca de medicação. Ainda, cada remédio age de forma diferente em organismos diferentes, o que controla a minha dor pode não controlar a sua (e o inverso também vale). Volte a usar a placa (o que imagino que você já esteja fazendo) e procure seu dentista pra reavaliar.
Dra., eu fiz um canal ontem e estou sentindo muita dor! Isso é normal?
Dependendo da inflamação / infecção, e dada a situação, é sim, Jéssica. Entre em contato com o seu dentista.
Oi Dra, ha dias que estou com dor de dente devido ter quebrado um pedaço, estava tomando Nimesulida, porém demorava para aliviar a dor ou as vezes nem aliviava. Decidi ir ao dentista e falou para eu tomar a amoxicilina durante 7 dias e voltar la para poder fazer uma extração depois de 4 dias. E correto isso? Gostaria de saber se ainda posso continuar tomando nimesulida para dor junto com a amoxicilina que o dentista me receitou, até o dia da extração. Pois pelo que parece amoxicilina e só anti-inflamatório.
Welder, se o dentista achou necessário medicar antes da extração, ok, sem problema. A amoxicilina é um antibiótico, a Nimesulida um anti-inflamatório. O ideal seria você tomar um analgésico, também. Converse com o seu dentista.
Oi Ana, me ajuda pfv, meu dente esta doendo e por fora esta inchado, qual e o remedio q eu posso tomar pra desinchar?
Depende da causa do inchaço, Manuela. Pode ser um problema dentário, gengival ou uma combinação das duas coisas. Via de regra o dentista precisa intervir, não é caso apenas pra tomar um remédio e pronto. Procure um dentista pra avaliar.
Ola Doutora! Ha dias venho sentindo dores nos dentes, mas persiste mais na lateral esquerda… uns 4 a 5 dentes de trás da arcada dentaria p frente, dentes de cima e de baixo.
A dor vem e vai durante o dia, mas a noite fica insuportavel, me faz acordar quando raramente consigo dormir. Me levanto e passo o fio dental nos dentes novamente e coloco um pouco de creme dental em cima e alivia, mas qndo deito a dor volta…
Lembrando q durante o dia nao fica persistente, o que pode ser, Doutora? Sei q devo ir no dentista, mas ha algo q possa fazer p aliviar enquanto n puder ir ao dentista? Algo q possa aliviar ao menos durante a noite de sono… pois tenho gemeos e cuido sozinha… qdo chega a noite fico muito cansada e sem contar q eles mamam durante a madrugada, entao qndo tenho tempo preciso dormir…
Obrigada novamente.
Dani, quando a dor piora à noite é sinal de inflamação, pois à noite nos deitamos, o que aumenta o fluxo sanguíneo na região da cabeça e os sintomas inflamatórios ficam mais fortes. Compreendo a situação, mas você precisa ir ao dentista. Você até pode tomar um analgésico, mas remédio nenhum garante o alívio dos sintomas se a causa da dor não for removida.
Bom dia! Queria saber uma informação, estou com uma dor intensa no dente no lado esquerdo embaixo. Neste dente fiz uma desvitalização há cerca de um ano, mas ao lado esta uma carie, estou a tomar dol-u-ron forte e não está a fazer o efeito, pode dizer o que se passa por favor? E pode dizer o que posso tomar para aliviar a dor?
Nuno, a cárie é no dente com canal tratado ou no dente do lado? De qualquer forma, se há cárie, é preciso removê-la e restaurar o dente. Procure um dentista pra avaliar, não há garantia de que algum remédio controle a dor se a causa da dor não for removida.
Dra, ha dois dias, estou com fortes dores em dois dentes da frente que sao obturados ha muito tempo. Sao dores insuportáveis, e meu rosto inchou muito. Fui ao dentista e ele passou amoxicilina e ibuprofeno, comecei tomar hoje e ainda nao resolveu. Eu estava tomando antes por conta própria nimesulida e era a mesma coisa que nada. Agora com essa medicação que o dentista prescreveu, amoxicilina pra 7 dias e ibuprofeno, a senhora sabe mais ou menos em quantos dias meu rosto desincha? Nao aguento mais, porque as dores nao param nunca! Até tocando no dente de leve, dói.
Krys, me parece problema de canal. Sua dentista não falou nada a respeito, só prescreveu a medicação? Porque se for canal, a dor só deve ceder quando os dentes forem abertos pra tratar.
Obrigada dra, ele nao citou nada a princípio, porque alegou que nao poderia mexer no dente com esse inchaço, eu mal consigo abrir a boca. Mas disse q com o raio x panorâmico, tudo se esclareceria. Mas to tomando os remédios e ainda está muito inchado. A dor nos dentes em si passou, pois consigo escovar, o que doi muito é a área inchada que inclui o labio superior, a bochecha e uma narina. Estou no segundo dia de medicação.
Ok. Assim que possível, com a radiografia pronta, procure seu dentista novamente pra fazer o tratamento.
Olá, doutora. Acabei de ter um dente extraído e ele ainda está sangrando um pouco. Posso tomar o Toragesic mesmo assim, junto com o Decadron? Há algum problema em tomar o Toragesic enquanto ainda tá sangrando?
Em princípio problema nenhum, mas não tome nenhuma medicação sem o conhecimento do seu dentista. Converse antes com ele.
Boa noite.
Estou com um dente (na parte SUPERIOR da boca) que caiu a obturação e sinto muito dor, até quando entra ar… (Faz um mês) por esses dias comecei a sentir uma dor forte, geralmente a noite quando já estou deitado, na parte INFERIOR. Uma dor forte e intensa, que nem consigo distinguir se é algum dente, se é o maxilar, ou nenhuma das opções.
Sei que é errado tomar remédios sem orientação de um profissional, mas na hora da dor não pensamos muito. Hoje estou tomando diclofenaco potássio e às vezes paracetamol. Ambos não fazem mais efeitos. O que eu faço? Estou com dentista marcado para o dia 22/07 e não aguento tanta dor a noite.
Thiago, é compreensível que você tome um analgésico, qualquer um faria o mesmo. Mas como você mesmo pode ver, isso não garante o controle da dor. Me parece que já pode ser problema de canal, pela dor espontânea e irradiada. Se der pra ir ao dentista antes (nem que seja outro dentista, de urgência), melhor. Se for canal mesmo, um curativo endodôntico já vai aliviar a dor.
Dra. Ana,faz mais de um mês que foi feito em um dente do siso uma coroa, usando o método inlay, qdo se usa o próprio dente para fazer o pino, devido a falta de dente na parte inferior o siso acabou suprindo a falta, o problema que depois de uns 15 a 20 dias depois do procedimento surgiu uma dor um tanto intrigante, a dor começa de leve e vai aumentando pegando algumas vezes mandíbula, atrás do ouvido e uma parte dos dentes, fiz a panoramica, passei por dois dentistas com opiniões diferentes, um fez um teste com gelado e disse que é canal, o outro diz que não é canal pq não tem sinal de vermelhidão e nem está inchada a gengiva, diminuiu a altura do dente aliviou, tenho um pqn desgaste na mandíbula, no laudo da panoramica pedia pra reavaliar a adaptação deste mesmo dente, mas que o dentista não considerou, o que me intriga é que esta dor ela vem, vai aumentando, é uma dor contínua, ela desaparece qdo tomo dipirona e depois de um tempo volta, muitas vezes o remédio nem começa a fazer efeito, mal acabei de engolir e a dor some, não sei o que pensar, ah e tenho um pouco de bruxismo pelo desgaste nos dentes.
Noeli, se o dentista fez o teste térmico e constatou necessidade de tratamento de canal, me parece que é caso de canal, sim. O fato da gengiva não estar vermelha nem inchada não quer dizer nada. A dor espontânea, em si, já é um sinal de problema de canal. Converse com o seu dentista.
Ana, ha uns dias atras eu escovava os dentes e sempre a gengiva sangrava, e agora a mesma está inchada, dolorida e doendo em alguns locais, e percebi que criou uma especie de “casca” onde sangrava, como se fosse um machucado que nasce aquela “casquinha”. Sabe me dizer o que seria? E se um anti-inflamatório alivia?
Sullivan, via de regra, sangramento gengival é sinal de gengivite, a nãos er que haja um trauma ou lesão específica. Sugiro a avaliação de um periodontista (dentista especialista em gengiva).
Olá Dra!
Extrai meu siso inferior esquerdo no último sábado (02/07). Ele estava “deitado” e a cirurgia demorou um pouco. Com os outros três só senti dor no primeiro dia, inclusive o do lado direito estava deitado também.
Mas nesse último a dor está insuportável. Estou tomando Ibuprofeno 6/6h e dipirona 8/8 h, mas a dor não diminui quando tomo o Ibuprofeno. Seria melhor eu tomar Nimesulida ou mantenho o Ibuprofeno? Até quando sentirei essa dor, já que o dente já foi extraído?
Dor insuportável não é normal, Isis. Sugiro uma reavaliação do seu dentista, pode haver uma infecção, por exemplo.
Estou com dor de dente ha mais de 3 dias, desesperado, ja tomei ibuprofeno, paracetamol, anaflan, diclofenac, até vitamina c, o único medicamento que acalma as dores e o clonix, mas foi aconselhado para não tomar muitas doses. Por favor me aconselha o que devo fazer, já estou com a bochechas inflamadas.
Mundombe, você já foi ao dentista? Porque remédio nenhum cura dor de dente, no máximo alivia os sintomas temporariamente.
Eu tenho dores no dente, esta partido, tenho infeccao, eu fui ao dentista e receitaram me o antibiotico, mas daqui dia 20 vou estar de ferias e so tenho a proxima consulta dia 17 de agosto para arrancar meu dente, meu antibiotico acaba este sabado e tenho feito 3 vezes a lavar a boca e sinto as vezes dores, parecem choques, e horrivel, tou desesperada, vou fazer uma viagem enorme e vou ter dores, nao sei o que fazer, responde por favor.
Ana, procure um dentista que possa atendê-la antes. Não há como garantir que você não vá sentir dor no meio das férias.
Nossa, nossa!
Quantas dúvidas!
Parabéns Ana Tokus, pela paciência com o pessoal, e pela responsabilidade de SEMPRE indicar que o tal paciente vá ao dentista.
Tenho visto muito crescentes e cada vez mais comuns as consultas com Dr. Google, e é sempre bom contar com informações do tipo das suas, educativas, porém não tendenciosas.
Muitas, Leandro! E cada vez mais. Obrigada, fico feliz em ajudar de alguma forma. 🙂
Olá Doutora Ana. Minha pergunta é a seguinte: um dente meu chegou a cair, e está o buraco aberto com a raiz dentro, está incomodando muito, pelo amor de Deus Doutora, o que eu faço?
Jôddyson, vá ao dentista! Se não der pra tratar o canal, fazer pino e coroa, deve ser caso de extração, infelizmente. Só não pode ficar do jeito que está.
Doutora, estou com dor de garganta, fui ao médico e ele me receitou amoxilina por 7 dias, eu tomei corretamente, e mesmo assim os sintomas persistiram!
O que devo fazer?
Entrar em contato novamente com o médico, Thais. Se era uma infecção, ela já pode estar controlada, mas isso não garante a ausência de dor. Então pode ser preciso tomar um analgésico ou anti-inflamatório, também. É preciso reavaliar.
Doutora, tô com uma dor de dente muito forte, já passei até uma pomada que tem para aliviar a dor e não passa, quer dizer que tá inflamado?
Posso tomar que medicamento?
O que eu faço?
Rachel, vá ao dentista e pare de sofrer! Pomada nenhuma cura dor de dente. A causa da dor precisa ser removida, e só um dentista pode avaliar e dizer qual é a causa pra, assim, sugerir um tratamento que faça o dente parar de doer. Pode ser inflamação, pode ser infecção…
Dra,
Há 2 anos tive sintomas de nevralgia do trigêmeo, demorei para descobrir que a causa era um problema de canal, pois as dores eram no rosto todo e não especificamente no dente, e além disso, a dentista não via cárie. Demoraram p pedir panorâmica.
Enfim… depois de 4 meses de dores horríveis, tratei o canal…
Durante esse período pós-tratamento, esporadicamente as dores que eu sentia no rosto voltam, em menor intensidade, e desaparecem em 1 semana.
Isso é normal? O tratamento não foi adequado?
Agora faz 1 um mês que sinto pontadas em um outro dente, mas não existe cárie, nada… Pode ser esse tal nervo que faz doer?
Dra, me ajude, eu nao sei mais o que fazer com essas dores…
Lisandra, o problema pode ser uma combinação de problemas, na verdade. O canal de um dente, o canal de outro dente… mais a nevralgia. É difícil afirmar alguma coisa só com base no seu relato, mas suspeito que seu problema não seja uma coisa só, mas uma combinação de fatores.
Boa tarde Dra. Ana!
Ha uns três meses um pedaço do meu dente caiu e por total displicência minha só procurei um dentista ha dois meses, a mesma disse que era caso para um canal e colocou um curativo e refez a restauração do dente anterior a este. Não me sentindo segura com esta profissional, procurei outra só que talvez um pouco tarde, tenho sentido fortes dores como se fossem na raiz do dente, justamente no que foi feita a nova restauração, a dor é da raiz para cima, como se meu corpo estivesse expulsando a obturação feita. Tomei durante 5 dias o diclofenaco de potássio para desinflamar e começar o tratamento de canal com a nova dentista que procurei, porém a dor não diminuiu, pelo contrário, está mais forte, retornei hoje ao consultório e a mesma passou o Celebra por 3 dias pois disse que o mesmo seria mais eficiente, já tomei a medicação, mas a dor está cada vez pior. Seria o caso de retirar esta obturação para verificar o que está acontecendo com este dente? Ou seria o caso de extraí-lo? Não estou suportando a dor.
Isabelle, seria o caso de abrir logo esse dente e começar o tratamento de canal. Dessa forma, a dor já deve aliviar.
Boa noite, doutora! Há um mês fui ao dentista com mtas dores, ela me disse q seria o siso e me receitou Nimesulida. Tomei por 10 dias e não melhorou. Tomei diclofenaco, ibuprofeno 600, e azitromicina por 3 dias e nada resolve. Estou há 30 dias com essa dor, não consigo me alimentar dormir direito. O q eu faço?
Maria Fernanda, volte pra reavaliar. Não seria caso de extração?
Boa tarde, olha, tenho um dente aberto e ele está muito machucado, não posso nem tocar, a gengiva está vermelha e tbm nasce abscesso, aí poca e nasce de novo, eu faço uso de paroxetina e rivotril, teria algum problema se eu tomar neotaflan? Sei que tenho que procurar um dentista, mas minha ansiedade ainda não me permitiu fazer isso, tem algum problema se eu fizer o uso de neotaflan usando esses outros medicamentos? Doutora, eu tenho urticaria crônica tbm e rinite alérgica, então gostaria de sua ajuda. Obrigada.
Juliene, na bula do Neotaflan (diclofenaco de potássio) não consta interações específicas com esses medicamentos que você cita. Mas eu não aconselho que você tome esse anti-inflamatório por conta própria, até porque não vejo benefício imediato. Você precisa procurar um dentista e remover a causa da dor, provavelmente fazendo um curativo endodôntico.
Olá doutora, eu estou com o meu dente siso muito dolorido e aparentemente muito inflamado. Comecei a tomar amoxicilina. Mas gostaria de saber se posso tomar também ibuprofeno. Pois ele está muito inflamado. Meu ouvido dói e quando engulo também.
Quem prescreveu a amoxicilina, Thaline?
Estou com fortes dores em um dente e não está cariado, já tomei vários remédios e a dor n passa, isso já faz 4 dias. N sei mas o que fazer.
Me ajude.
Holani, vá ao dentista! Como você percebeu, em caso de dor de dente nem sempre remédio resolve (aliás, nunca resolve, no máximo os sintomas ficam “mascarados”). É preciso determinar o motivo da dor e tratar de acordo, só assim pra resolver.
Doutora Ana, quando há um buraco em um dente é necessário ir ao dentista, né? O q acontece se não tratar? Qual seria a causa desse buraco? O dente que me dói é o terceiro de trás para a frente, na arcada dentária de baixo, do lado direito. Quando toco o dente, sinto q parece que tem um buraquinho. O q vc acha?
Fabio, cárie é isso… um buraco no dente. A causa é a desmineralização do tecido dentário. Sim, só o dentista pode tratar é TEM que tratar, antes que vire um buracão, atinja canal, etc.. Uma cárie não tratada pode até levar à perda do dente, em casos mais graves. Procure um dentista pra tratar logo, até o momento deve ser algo simples de se resolver. 😉
Olá 🙂
Tenho a seguinte dúvida: tenho uma coroa no dente 11 (dente da frente superior), o dente teve tratamento de canal e foi colocada um Pino de Fibra de Vidro ha um tempo atrás, no entanto, ha 1 mês atrás, fiz a substituição da coroa. No entanto, nos últimos dias o dente está sensível (geralmente nem sentia ele) e levemente dolorido.
Fui no dentista e ele tirou um raio X e deu uma olhada e não achou nada, mas recomendou que eu tomasse Amoxicilina e Diclofenaco de potássio, mas faz 5 dias e o incomodo permanece.
O que pode ser? Estou bem preocupada 🙁
Ana, por acaso essa coroa não está “batendo” no dente oposto antes dos demais dentes? A gengiva dói também?
A gengiva não está dolorida, talvez seja a adaptação da coroa? Pq não consigo sentir a mordida errada, tem algum teste para saber? Ou só indo no dentista mesmo? A longo prazo o que isso pode causar?
É preciso investigar. Existem “testes” pra identificar a causa do problema, mas só um dentista tem conhecimento técnico pra fazê-los. Converse com o seu dentista.
Bom dia, estou com muita dor no dente, ja fiz o canal mas a infecçao nao passa, o que posso fazer, ja tomei ate amoxilina, mas nada.
Retorne no dentista que tratou o canal pra reavaliar e ver o que está acontecendo, Dianny.
Olá bom dia, eu estou sentindo muito forte a noite na parte superior esquerda, ja foi relatado que um dente precisa de canal, acontece que doi tanto que nao consigo identificar com exatidao qual dente esta doendo, ou se de fato e o dente que precisa fazer canal que esta doendo, eu tomei amoxilina e resolveu, somente enquanto estava tomando, o que devo fazer?
Tratar o canal, Irlan. Enquanto você não fizer isso, a chance doer persiste. Se já havia sido identificada a necessidade de tratamento de canal, certamente o problema é esse dente, mesmo.
Dra. Ana,
Para tratar a dor pós-clareamento você recomenda Deocil ou Ibuprofeno?
Obrigado!
Leonardo, eu não recomendo nada… quem recomenda é o dentista que está tratando o paciente. Não posso sugerir medicação alguma sem ter feito uma avaliação e uma série de perguntas sobre a saúde geral da pessoa. A partir do momento que eu prescrevo, a responsabilidade pela ação do remédio no organismo do paciente é minha.
Doutora, meu dente quebrou e só tá uns caquinhos. Não aguento mais essa dor. O que eu posso tomar? Não sei se está inflamado.
Thalia, VÁ AO DENTISTA. Qualquer analgésico que você tome não garante o controle da dor e, mesmo que resolva por uns tempos, vai voltar a doer. E os “caquinhos”, você vai deixar como estão? Procure um dentista pra resolver logo isso.
Ola, boa noite doutora ! Estou com um pequeno buraco no meu dente superior, segundo após a presa do lado direito, estou com uma dor absurdamente horrivel, gostaria de saber se isso e caso pra um canal ou uma restauração já resolve meu caso.
Também não sei, Adelaide… apenas com base na sua descrição não dá pra afirmar a necessidade de canal. Mas se sua dor é espontânea e o “buraco” já atingiu o canal do dente, é preciso tratar. Procure um dentista pra avaliar.
Boa noite, Doutora! É Eloisia, doutora o siso inferior que extrai continua doendo, o edema regrediu bastante, quase não se percebe, mas ainda doi, estou tomando anti-inflamatório e vou no dentista toda semana pra ele acompanhar, contudo o dente ao lado do siso superior que extrai continua doendo, e está aumentando, doi mais cada vez que abro a boca pra o dentista olha o siso inferior. Li na internet que uma outra razão pra o dente ao lado do extraído doer seria sensibilidade dentária, segundo o q li, quando extrai um dente a gengiva diminui e contrai, podendo descobrir parte da raiz do dente ao lado, causando dor, pode ser isso que esta acontecendo comigo? Me ajude, doutora. Obrigada pela atenção, agradecida!
Sim, essa também é uma causa comum de dor no segundo molar após a extração do siso. Converse com o seu dentista, pode ser necessário tomar alguma medicação ou aplicar um dessensibilizante local, por exemplo.
Muito obrigada doutora!
Bom dia doutora, eu no último fim de semana comecei a sentir uma dor nos dentes e na segunda a dor era tão forte que julguei que me ia dando qualquer coisa má, então fui ao dentista… ela deu me antibiotico e um medicamento para as dores… eu tomo o antibiotico desde segunda a noite e o último será amanhã de manha, a dor tá mais calma, mas de vez em quando sinto pontadas muito fortes no dente e fica a doer um pouco. A dor foi tão forte que neste momento não posso fechar a boca porque sinto o dente de cima dorido e um pouco de dor… que devo fazer? Obrigada.
Micaela, e a dentista diagnosticou o quê? Ela sugeriu algum tratamento além do antibiótico?
Ela fez me uma espécie de raio X e da primeira vez disse que não via nada de especial, mas eu disse que não aguentava as dores e então ela voltou a fazer, e disse me que via uma ligeira infecção… disse que talvez fosse melhor desvitalizar o dente, mas com as dores que tenho agora no dente de cima também não sei o que fazer. Esta semana tomei o antibiotico e Brufen (não sei se no Brasil existe) para as dores.
Se aparece infecção na radiografia e há dor espontânea, me parece caso pra tratamento de canal. Enquanto o dente não for tratado de acordo, vai continuar incomodando.
Bom dia doutora, fui ao dentista ontem por causa de obturacao q quebrou somente um pedaco e as vezes doi um pouco, e o dentista disse q nao da p somente restaurar, tem q fazer canal e colocar coroa, estou com medo e ele disse que da p fazer as 2 coisas no mesmo dia, isso e normal? Vou sentir dores depois do procedimento?
Nelly, dá pra fazer o canal e uma coroa provisória no mesmo dia, sim. É um procedimento longo, mas dá. Já uma coroa de material mais durável (metalocerâmica, por exemplo), precisaria de umas 2 ou 3 sessões pra ser feita. Não há razão pra sentir dor depois.
Olá doutora! Bom dia! Há seis dias atrás eu fiz a extração dos dentes do siso superior e inferior do lado direito. Graças a Deus até o momento não tenho o que reclamar sobre dor, os medicamentos que foram receitados pelo meu dentista foram: Toragesic (comprimido sublingual) por dois dias, três vezes ao dia; Ibuprofeno por três dias, três vezes ao dia e Amoxicilina durante sete dias, três vezes ao dia. Porém, na falta do Toragesic eu comprei o Deocil, pois me informaram ter a mesma ação. No entanto, após o segundo dia de uso surgiram pequenas bolhinhas em minhas mãos que se espalharam pelo corpo, inclusive fiquei apreensiva de tomar os outros remedios. Gostaria de saber se essa é uma reação normal ao medicamento ou não e, se devo aguardar que desapareça naturalmente ou tenho que tomar algum outro medicamento?
Desde já, aguardo e agradeço sua resposta!
Iara, o Toragesic e o Deocil são parecidos, sim (Cetorolaco Trometamol). Essa não é uma reação normal, parece algo alérgico. Sugiro que você entre em contato com o seu dentista pra, se possível, trocar a medicação.
Muito obrigada doutora! Me ajudou bastante!
Oi, boa tarde, estou com a gengiva inchada e arde o ceu da boca, que faço?
Neuma, você comeu alguma coisa ácida ou muito quente recentemente? É mais perto dos dentes da frente ou no fundo?
Boa tarde, doutora! Doutora, o meu siso inferior que extrai, tomei amoxicilina e ibuprofeno, retirei os pontos com 8 dias, e segundo o dentista o local da extração esta otimo, como a senhora ja sabe, não para de doer, tem 14 dias hoje, e estou internada desde segunda a tarde em razão da dor. Estou sendo medicada com cefalotina e dipirona a cada 6hs porém a dor continua. Mas acredito que a origem da dor seja da inflamação, pois não passa com o antibiótico o edema também não regrediu totalmente. O dentista tinha suspendido o antibiótico. Já não suporto mais tantos dias sentindo dor. Aguardo resposta, obrigada pela atenção.
Eloisa, certamente a dor é inflamatória… todo processo de cicatrização envolve inflamação. Só que, no seu caso, os sintomas inflamatórios estão mais severos.
Obrigada doutora.
Doutora, meu dente quebrou e só tá uns caquinhos na raiz, tá inflamado.
Já tomei 21 comprimidos de ampicilina e não resolveu nada, nem sequer passou a dor.
Agora to tomando Tanderalgin.
Queria saber se posso tomar a nimesulida ou amoxilina?
Não aguento mais essa dor.
Elma, quem prescreveu essas medicações? Se foi seu dentista, quando a raiz será extraída?
Doutora, ano retrasado meu dente inflamou, ai eu fiz o canal como o dentista orientou, mas agora meu dente inflamou novamente, o que eu faço? Só remédio resolve ou devo fazer canal novamente?
Henrique, em Odontologia quase nunca “só remédio resolve”. Mas também não dá pra afirmar, pelo seu relato, que seja caso de retratamento de canal. Procure seu dentista pra reavaliar.
Boa noite! Doutora, eu aqui novamente, já relatei meu problema aqui semana passada, doutora em relação ao dente siso inferior que extrai, durante o pós operatorio senti muita dor, ontem fez 8 dias, retornei ao dentista para retirada dos pontos, ele disse que o local da extração esta otimo, mas eu continuo sentindo dor e esta um pouco edemaciado. O que eu posso fazer pra mudar esse quadro clínico, vi em alguns comentários que é bom compressas monas eu posso fazer? Obrigada!!
Pode, Eloisa. Deve ajudar a resolver o processo inflamatório. De forma geral, sua dor me parece a pós-operatória, normal.
Olá Doutora, fui ao dentista pois meu dente, o segundo após o canino superior, está doendo ha 3 dias… ele passou um anti-inflamatorio para tomar durante 5 dias e depois fazer a retirada da cárie. Mas será que após isso, realmente terei alívio? Ou seria melhor extraí-lo?
Thiago, não vejo qualquer razão pra extração. Se o que causa a dor é a cárie, a remoção da cárie deve resolver, sim.
Dra. boa noite, fiz um canal no dente que após um tempo caiu, ficou só a raiz do dente, estava me preparando p por uma prótese, só que minha dentista saiu do plano, da noite p o dia amanheci com a bochecha toda inchada, e na face do rosto, um pouco abaixo dos olhos tbm, próxima a gengiva do dente na parte de cima, n sinto MTA dor, só pulsação. Fui em um dentista que disse pela radiografia que a raiz do dente estava lesada e teria que arrancar, mas a anestesia n pegou, ele tirou um pouco de pus pela agulha, mas não conseguiu achar uma parte p fazer drenagem. Eu sinto ser perto do osso da face e to com o lado esquerdo todo inchado, parece que tem um bola dentro da minha boca, t dois dias que tomo amoxicilina 500 com clavulanato de potássio e nimesulida 100, só que o inchaço continua e n diminuiu nem um pouco. Ele pediu p fazer compressa de água morna, mas fico com medo do inchaço piorar na bochecha, vale lembrar que na gengiva em si sinto um desconforto, mas n ta inchado como no rosto. O que devo fazer já que n há como drenar, e a solução seria a extração?
Karla, extrair sem dúvida resolveria o problema. Mas, pela sua descrição, não dá pra dizer que seja o caso. Talvez o melhor seja retratar o canal. Não faça compressa morna / quente no rosto, isso pode fazer com que o abscesso seja drenado por fora do rosto, e aí você vai ganhar uma “bela” cicatriz.
Oi, bom dia!
Tenho tido noites em claro por conta das dores de dente, comecei o tratamento de canal ha dois dias. O que me deixa intrigado é que a dor só vem a noite e quando eu deito. Qual remedio eu deveria tomar neste caso?! ME AJUDE POR FAVOR! (meu dente é o segundo de tras para frente, e são tres canais no mesmo dente). A dor é constante, mas a noite é que piora mil vezes, ontem cheguei a chorar de dor. Outra coisa é gosto ruim na boca o dia inteiro.
OBRIGADO.
Huyran, a dor piora à noite porque ficamos mais tempo deitados, o que aumenta o fluxo sanguíneo na face e na região da cabeça… e isso piora os sintomas inflamatórios. Ou seja, você até pode tomar um anti-inflamatório, mas enquanto não for ao dentista e tratar o problema de acordo, a dor vai voltar.
Dra. fiz um tratamento de canal no último dente inferior ha muitos anos atrás, como eu estava sem condições financeiras eu não voltei para colocar o bloco e esse dente ficou aberto, mas nunca doeu. Depois de mais de 7 anos voltei a outro dentista para colocar o bloco, porém quando ela limpou o dente e fechou com o curativo para fazer o bloco eu comecei a sentir uma dor ABSURDA, nao conseguia nem comer. Voltei nela e ela me disse que deu uma cárie nesse dente tratado, mas não era na raiz, era abaixo da polpa do dente, parece na gengiva pelo que vi no raio x. Ela me passou Tylex para dor e disse que ia estudar meu caso, mas eu estou tomando o remédio e ele alivia por curto prazo e logo volta a doer mt. Vou viajar antes de voltar a consulta e tenho medo desse dente doer mais. Será que esse remédio pode aliviar até o dia de voltar? Ela me disse que eu teria que extrair esse dente, mas estou com medo. O que posso fazer?
Raiza, se o dente ficou tanto tempo aberto e há cárie, creio que é caso de extração, mesmo. Será preciso remover a cárie e ver o que “sobra”, mas se na radiografia já se vê a cárie “abaixo da polpa”…
Nenhum remédio é garantia do seu dente não doer, porque ele precisa ser tratado ou extraído. Vamos torcer.
Boa noite, doutora! No sábado relatei o meu problema, aqui no blog. Doutora, o dente ao lado do espaço extraido continua doendo, mas eu estou tomando antibiotico, anti-inflamatorio há dias, não passou ainda. Essa dor poder perdurar por quanto tempo? Obrigada pela atenção.
Oi Eloisa, por semanas, em alguns casos. O importante é que o incômodo sempre diminua, com o passar dos dias.
Ola Dra, acompanho seu blog e gosto muito. Estou com um dente da frente que furou e desde de quarta feira esta doendo muito, hoje pela manha quando acordei senti ele dolorido, não aguento comer nada e nem abrir a boca, ta doendo muito, e intocável, pois parece que extrai, eu estava tomando cimelide, mas como piorou passei a tomar ibuprofeno de 500, mas ta pior ainda, ta intocável, não vou ao dentista hoje porque é domingo mas amanha eu irei, mas gostaria muito de extrair, mas fico medo da anestesia não pegar, pois quando ele bate no outro em cima dói muito e ta latejando. Posso extrair assim, sera que a vai pegar? To com medo… seu blog tem me ajudado muito. Parabéns Dra.
Adriana, obrigada. 🙂 Cárie não é motivo direto pra extração… talvez seja só o caso de remover a cárie e restaurar seu dente. Se for uma cárie profunda, pode haver indicação de tratamento de canal, ou seja, ainda dá pra manter o dente. Extrair é uma “solução fácil”, mas vai obrigar você a usar prótese para o resto da vida… então é bom pensar bem. Mas vamos supor que o dente tenha realmente indicação de extração: se a gengiva estiver inflamada, a anestesia pode ter um pouco de dificuldade pra se instalar, mesmo. Mas aí seu dentista deve medicar você adequadamente antes de extrair.
Muito obrigada Dra. pela resposta, me ajudou muito em como eu deverei agir amanha e pensar direitinho na extração. Muito obrigada.
🙂
Boa tarde! Doutora, tenho 23 anos, dia 10 extrai o siso superior porque nasceu torto, nisso o siso inferior do mesmo lado já estava doendo e um pouco inchado. Depois que arranquei o siso superior, o de baixo que estava doendo pouco passou a dor muito forte, edemaciou mais, fui no dentista ele tirou um raio x, e disse que meu dente tinha lesão, sugeriu fazer um canal, fiz na segunda dia 14, a dor continuou, na quinta dia 17 extrai ele, esta doendo muito, não aguento mais tanta dor. E para completar, doutora, o dente encostado ao siso superior que extraí esta muito doloroso, não estava mais, mas quando o dentista fez o canal estava com 5 dias que tinha extraido o siso superior, não sei se maltratou o dente. Aguardo sua resposta. Obrigada.
Eloisa, é esperado que haja alguma dor no pós-operatório, inclusive no dente ao lado do espaço do extraído, porque ele é usado como apoio durante a extração, recebendo bastante força. Mas se você acha que pode haver alguma alteração, procure seu dentista pra reavaliar.
Obrigada doutora. O dr° olhou, ele disse que pode ser alguma infecçãozinha, ele me receitou amoxicilina, ibuprofeno e dipirona, espero que sirva para o dente. Obrigada doutora pela atenção.
Drª boa tarde.
Fiz meu canal hoje, e a dentista me receitou Deocil 10mg sublingual. Gostaria de saber se faz mal pra quem tem pressão alta / hipertenso? Li a bula, mas a bula me assusta, prefiro uma opinião direta. Desde já fico agradecida.
Edinéia, a hipertensão consta como possível reação adversa na bula do Deocil, mas se você é hipertensa e toma medicação pra controle, não vejo razão pra se preocupar.
Doutora, eu to sentindo muita dor de dente e eu queria saber quanto e pra arranca-lo, eu ja pesquisei os preços e ainda eu ja acheiii, eu tenho 16 anos e eu quero arranca-lo antes q esses dentes me matem, desculpe o modo de falar.
Wendelson, dor de dente não é motivo direto pra extrair. Você precisa procurar um dentista pra avaliar e indicar o tratamento, e não sair por aí fazendo “orçamento” de extração. Pela sua descrição, nem eu nem você temos como saber se é preciso extrair… melhor se não for, né?! Ou você quer ficar banguela aos 16 anos?
Doutora, parabéns pelo excelente trabalho. O meu caso é o seguinte: tive uma cárie profunda em um dos molares superiores, o dente quebrou e, rapidamente, procurei o dentista. O mesmo detectou a necessidade do tratamento de canal. Pois bem, faz mais de um mês que estou tratando o dente, em consultas semanais. Ele, apenas, passa as limas dentro dos canais, fechando em seguida com um curativo endodôntico. Sinto fortes dores, não aguento tem hora. Na última consulta, novamente, ele repetiu o mesmo procedimento citado acima. Após o efeito da anestesia, senti fortes dores que não cessavam. Hoje, doutora, com a dor aguda, o meu rosto amanheceu inchado junto, também, com uma dor na mandíbula, próximo ao pescoço, do lado do dente em tratamento. Sei que trata-se de um abscesso, o que fazer? Estou desesperado, não aguento mais de tanta dor.
Vinicius, se é um abscesso e não for possível drená-lo, não há muito o que fazer a não ser medicar você quanto à dor. Você está tomando algum anti-inflamatório / analgésico? Uma possibilidade é deixar o dente aberto, sem curativo, pra ver se drena alguma secreção dele… mas não é todo dentista que gosta dessa “tática”. Converse com o seu dentista.
Doutora, quando pressiono alguns dentes da frente com o dedo, botando força, ele dói. O que pode ser isso?
Pode ter algo a ver com sensibilidadade dentinaria? Pois tenho. As vezes eu sinto uma dorzinha leve sem mexer nesses dentes.
É muito grave?
Pode ser sim, Michel. A sensibilidade dentinária não é grave em si, mas pode incomodar bastante. Procure um dentista pra avaliar.
Olá Doutora!
Tomar analgésico antes de ir ao dentista pode causar algum problema?
Por exemplo, para tirar uma cárie e sentir menos aquela dorzinha chata do motorzinho…
Valerio, não, não deve causar nenhum problema. Mas para o controle da dor durante o procedimento existe a anestesia, o analgésico não garante que não vai haver dor.
Boa noite!
Eu tinha muita sensibilidade nos dentes, ate que um dia percebi que essa sensibilidade nao era tão percebida quando eu tomava agua gelada e os dentes estavam sujos, por exemplo. Entao, um dia eu fiz a porquinha e dormi sem escovar os dentes. Na manha seguinte, escovei os dentes e… Nao sei como, mas a sensibilidade havia sumido! Nunca mais sofri com isso, consegui ate tomar sorvete! Fiquei feliz, rs. Dra, sera que sensibilidade e dente sujo tem alguma ligaçao?
Agradeço a atençao 🙂
Thah… em princípio, não tem nada a ver. Mas que bom que a sensibilidade foi embora, né?! 😉
Eu extrai um dente faz mais de 1 ano e nao para de doer, não cicatriza, doi muito.
Kleany, tem alguma coisa errada… 1 ano é tempo suficiente pra gengiva cicatrizar. Procure seu dentista pra reavaliar, pode haver uma infecção, por exemplo.
Olá, Drª Ana,
Há uns cinco anos sinto estalos enquanto mastigo, fui a um dentista e ele avaliou problema da mordida (perdi dois molares (1 e 2), um de cada lado na parte inferior) e sugeriu que usasse aparelho. Negligenciei e não fiz o tratamento do aparelho. Os estalos permaneceram e às vezes tinha sensação de cansaço na boca, como se tivesse sorrido o dia inteiro.
Há mais de um mês meu siso esquerdo quebrou por causa de uma cárie e voltei ao meu dentista. Ele fez a limpeza e um curativo para avaliar se seria necessário tratamento de canal; me queixei com ele de dor no dente próximo (que já é obturado) e questionei se havia problemas. Aparentemente, o dentista falou que ele tá ok – não sinto dor nele (e em nenhum dente) exatamente, mas dor em toda a região esquerda.
Precisei fazer mais uma obturação na parte superior esquerda e com uma semana essa dor constante em toda a região esquerda piorou, piorando também o cansaço. Depois disso alguns dentes do lado esquerdo têm ficado meio móveis. Voltei no dentista semana passada, ele avaliou que tenho problemas na oclusão e a dor que sinto (que vem pela mandíbula) é por causa principalmente disso – recomendando que usasse aparelho e enquanto isso quando doesse tomasse nimesulida/paracetamol. Aproveitei e resolvi o problema da obturação do siso (não precisou fazer canal, apesar da profundidade da cárie). Só que quando a anestesia estava passando, eu senti uma dor terrível, desesperada. Novamente não era em nenhum dente específico (consigo tocar neles e não sentir dor), mas em toda região esquerda, era uma dor muito forte. Ele aplicou uma injeção (decadron) e pediu pra eu observar se a dor aliviava e se não aliviasse eu começaria o tratamento com antibiótico. A dor não aliviou e comecei o antibiótico, continuando a decadron durante mais 3 dias.
Essa dor desesperada passou. Mas agora a dor fina, incômoda, constante da mandíbula voltou. Como to tomando antibiótico, tinha parado o nimesulida, e tava tomando apenas o paracetamol para dor. A questão é que com 5h mais ou menos a dor volta e agora tem piorado, pois tem ido também pra o ouvido. Devo voltar a tomar o nimesulida?
Também tenho dúvida se o caso dessa dor constante seria apenas o aparelho mesmo? Fico pensando se não seria um tratamento de canal…
Agradeço a atenção e aproveito para parabenizar o site!
Gih Marques
Gih, algumas coisas que você disse me chamaram a atenção. Você falou em “sensação de cansaço na boca”, dentes “meio móveis”, dor irradiada “em nenhum dente específico”. Essas informações me fizeram pensar em bruxismo, que é o hábito de ranger os dentes. Por acaso você não range os dentes dormindo? Isso explicaria esses sintomas. Eu falo mais sobre esse assunto aqui –> https://medodedentista.com.br/2013/08/bruxismo-o-habito-de-ranger-os-dentes.html
Drª Ana, não ranjo os dentes ao dormir. E uma coisa que o dentista observou (achou curioso) é que também não tenho desgaste da dentição. 😐 hj, depois de lhe escrever o dente siso que fiz a obturação tá meio sensível, mas só se eu tocá-lo.
Fico muito grata por toda sua atenção com todos que vêm aqui buscando esclarecimentos.
Interessante… os sintomas que você descreveu realmente parecem de alguém que tem bruxismo. Bom, então o problema deve ser articular ou dentário.
Bom dia Dra.
Estou com um inchaço na gengiva na parte de tras do ultimo dente, dói muito, tenho febre e mal consigo fechar a boca. Eu tenho 31 anos, meu dente do siso já nasceu faz tempo, não sei o que pode ser. Estou tomando Buprovil pra dor, inchaço e febre, mas estou com medo de piorar. Não sangra e nem tem pus, apenas ta bem inchado. Quanto tempo demora pra desinchar? Será que é caso de tomar antibiótico? Obrigada pela atenção!
Andrea, pode ser um abscesso… não estou tão certa de que vai desinchar espontaneamente. Em princípio não é preciso antibiótico, mas é essencial procurar um dentista pra avaliar e tratar de acordo.
Boa tarde Dra.
Estou com dor no dente faz três dias. Hoje fui ao dentista, ele abriu o dente e disse e que a raiz está toda entrosada e tem pus, disse que tenho que fazer tratamento de canal e me receitou apenas um paracetamol para tomar, mas não aguento de dor. Ele não deveria me receitar um antibiótico?
O que faço pra dor passar até fazer o tratamento de canal?
Não necessariamente é preciso antibiótico, Andreia. O que você precisa é tratar o canal… e enquanto não trata (ou no mínimo abre o dente pra canal e faz um curativo), o dente pode continuar doendo, sim.
Olá doutora!!
Estou na praia e como já previsto meu dente do ciso está nascendo. Não estou aguentando de dor. E não consigo falar com a minha dentista que está viajando para o exterior. Me receitaram Advil, mas a dor persiste. Você poderia me ajudar??? Que remédio tomar???
Larissa, remédio algum é garantia de resolução da dor, porque a causa da dor continua (o siso). Provavelmente você está com pericoronarite, como explico aqui –> https://medodedentista.com.br/2011/11/gengiva-inflamada-por-causa-do-siso.html . Portanto, é preciso um dentista intervir (nem que seja outro dentista, por causa da urgência. Depois você fala com a sua dentista).
Boa noite doutora, to com dor dente que ate cabeça doi, que remedio posso tomar?
Walison, você pode tomar um analgésico ao qual esteja habituado, mas isso não garante o controle da dor, porque a causa dela ainda vai persistir. Procure um dentista pra identificar a causa e tratar de acordo.
Bom dia Dra.
Dra. estou com uma dor dente horrivel, fui ao dentista e tem que fazer 4 canais, e so começo o procedimento daqui a 10 dias quando chegar minha carteirinha do plano. Ja tomei amoxicilina, nimesulida, miorrelax ,masteguei cravo pra ver se passa, compressa de agua quente, sensodine pra sensibilidade, nao sabia mas o que fazer, entao fui pra medica e ela passou azitromicina di-hidratada pra tomar 5 dias pra matar a bacteria, porque tem um aberto ja, tomo ha quatro dias e nada, a dor continua, nao sei mas o que fazer, e tanta dor que doi ate a cabeça. O que devo fazer ate la?
Maeli, não tem “mágica”: enquanto esses dentes não forem abertos pra canal, a dor deve continuar. É preciso fazer pelo menos a abertura e uma “limpeza” inicial. Sem isso, nada garante que a dor vai diminuir. Não faça compressa quente em hipótese alguma, se houver um abscesso (pus dentro da gengiva) o pus pode sair pelo rosto, e não pela gengiva, o que pode dar uma “bela” cicatriz.
Dra. Há 1 ano eu fiz um canal de 3 raízes que o dentista disse ser 4 canais. Desde 3ª feira estou com uma dor terrivel. Liguei para o dentista que só retornar de ferias na proxima 2ª feira. Qual medicamento poderia usar até lá? Fico com medo de ser infecção e se alastrar para gengiva. Obrigada.
Silvania, o ideal é procurar outro dentista pra ver o que esta acontecendo (depois você conversa com o seu dentista, quando ele voltar). Você até pode tomar um analgésico a que esteja habituada, mas isso não garante o controle da dor.
Dra. Em torno de 5 anos atras eu fiz um tratamento de canal e agora a dor no dente voltou… fui em um dentista que me disse que o outro dente que fica do lado do que eu fiz o tratamento de canal esta com carie o que pode estar causando a dor, porem ele não me pediu nenhum raio x nem nada. Estou sentindo muita dor, sera que poderia ser do dente de canal?
Aline, como os dentes estão lado a lado, difícil diferenciar de onde vem a dor. Pode ser do dente com o canal tratado, pode ser do outro que está cariado. Só seu dentista pode esclarecer isso.
Doutora, estou meio aflito, estou sentindo uma dor bem fraquinha em alguns dentes, alguns da frente e de baixo. É como se ele estivesse um pouco dolorido, isso pode ter a ver com sensibilidade dentária? Porque tenho muito.
Eu geralmente acordo com eles doendo um pouco mais, ao longo do dia continua mas pouco, as vezes em um dente outras vezes em outro.
Isso meio que começou essa semana, eu to com uma gripe e meu nariz fica mt entupido à noite por causa do ar condicionado, e acabo respirando pela boca, esse ar frio nos meus dentes pode ser a causa dessa dorzinha ? As vezes tambem sinto uma dor irradiando para o nariz, meio forte, mas passa rápido.
Irei no dentista em breve.
Bruno, se você sabe que tem sensibilidade dentinária e tem respirado de boca aberta, é quase certo que o problema seja esse, mesmo. E é muito comum que os dentes mais sensíveis sejam os inferiores anteriores.
Dra. Ana, estou com uma dor de dente horrivel e fui a um dentista que atende pelo SUS aqui na minha cidade, e ele fez um curativo no dente dizendo que o mesmo iria melhorar a dor por algum tempo, até ser feito o tratamento de canal, quantos dias mais ou menos ainda irei sentir dor? Ele me passou Azitromicina 500mg por 6 dias mais Diclofenaco sodico de 8 em 8 horas por 6 dias, como no momento estou incapacitado de pagar o tratamento, sera que pelo menos por 1 ou 2 meses esse curativo irá resolver minha dor? Obrigado.
Luiz, deve resolver temporariamente, sim. Mas essencial que, assim que possível, você conclua o tratamento de canal… porque pode voltar a doer.
Obrigado Dra. Ana, e sim, vou assim que possivel fazer o tratamento completo, e hoje já parou de doer, mas sei que isso é temporario.
Dra. boa noite,
Estou ha mais de 1 ano tentando resolver o problema e a dentista não consegue terminar o canal, pois anestesia não pega de jeito nenhum, inclusive já fui a neuro, fiz eletro, fiz panoramica da boca e nada. O meu neuro pediu para eu tomar uma hora antes o cloridrato de tramadol e mais anestesia da doutora, será que irá pegar a anestesia ? Sinto dores quando bebo gelado em vários dentes simultâneos, dores rápidas logo após a bebida gelada bater. O que pode ser ?
Parece ser sensibilidade dentinária, Thiago. Outra possibilidade é que seja uma neuralgia, uma dor de origem nao dentária. Pode ser uma coisa, a outra ou até as duas. Quanto à anestesia, deve funcionar, sim. Sobre sensibilidade dentinária eu falo aqui –> https://medodedentista.com.br/2012/05/dentes-sensiveis-o-que-fazer.html
Dra. Bom dia,
Fiz uma restauração em um dente que quebrou e agora depois de tanto tempo o mesmo veio a doer, ter sensibilidade ao quente e gelado, e não consigo nem comer. O que faço ?
Mayra, sensibilidade ao frio ok, mas sensibilidade ao quente costuma ser sinal de problema de canal. Procure seu dentista e relate esse sintoma.
Boa noite, doutora
Fui ao dentista na segunda feira pra um avaliação, para tratar canal nos dois dentes do fundo embaixo (caso já foi extraído), estão abertos já faz um tempo, e sempre com curativos e trocando ha quase 6 meses, um está com curativo feito ha 1 mês mais ou menos e outro sem nada, a dentista não fez nada em nenhum deles e pediu uma panorâmica e passar com um especialista em canal só no dia 02/12… me receitou ibuprofeno 600 por 7 dias… hoje já faz 5 dias, mas às vezes sinto dores que ficam latejando até o ouvido, sinto dores também no maxilar, mas e as vezes só, essa dor não é constante, seria o caso de eu procurar outro profissional ou até mesmo um médico? Pois meu medo é que não seja só um inflamação, e sim uma infecção mais grave que esteja se espalhando para outros lugares, já que nesses 5 dias de tratamento não houve melhora, ao contrário, agora que venho sentindo essas dores que quando vem não consigo dormir à noite, eu poderia tomar dipirona nessas horas que vem a dor mesmo tomando o ibuprofeno? Desde já agradeço.
Marcos, o que elimina a infecção no caso de necessidade de tratamento de canal é o tratamento de canal. O antibiótico às vezes é necessário, às vezes não, e quem julga essa necessidade é o dentista. Não acho necessário procurar outro profissional além do especialista, para o qual você já foi encaminhado. A dipirona sódica é um medicamento analgésico e antitérmico, e o ibuprofeno é um anti-inflamatório, analgésico e antitérmico. Ou seja, são muito parecidos, mas o ibuprofeno tem mais ação anti-inflamatória. Não vejo necessidade de tomar os 2.
Boa tarde.
Doutora, estou com a gengiva que fica em volta do siso inflamada, está inchada, vermelha e o dentista disse que está com pus.
O dentista passou amoxilina e diclofenaco potássico para tomar de 8h em 8h, durante 7 dias, e fazer bochecho com água oxigenada volume 10. Estou fazendo todo o procedimento desde segunda e até agora não vi resultado !
Será que consigo extraí-los mesmo inflamado, o que devo fazer ???
Estou desesperada…
Letícia, qual resultado você não vê? Está com dor? Está inchado? Porque inflamação é algo esperado, dada a situação. Se seu dentista julgar ok, dá pra extrair, sim.
Boa noite Drª
Sempre vou ao dentista regularmente, mas ultimamente estou com um dente latejando de dor, a minha dentista tirou raio-x mas não mostra nenhuma alteração, a dor é tão grande que fica latejando. O que faço?
Kelly, alguma alteração há… mesmo que, radiograficamente, não se perceba nada. Se a dor é espontânea, pode ser caso pra tratamento de canal. É preciso fazer alguns outros exames e testes pra se confirmar isso.
Doutora, boa noite/dia
Desculpe o horário, mas o caso é absurdamente extremo: tenho um buraco enorme no dente molar direito, a extração deste dente está marcada pra segunda, mas desde sexta (dia 20, feriado no RJ) estou com uma dor absurda que não me deixa dormir.
Sei que o conselho dado é sempre procurar um dentista e não ficar se medicando, mas é que preciso desesperadamente dormir, podia me indicar um remédio apenas para que eu suportasse até segunda…
Marco, você pode tomar um analgésico a que esteja habituado, é compreensível… mas não há garantia alguma de que resolva a dor (esse ou qualquer outro medicamento que eu sugerisse), porque a causa da dor continua.
Boa noite Dra. Tenho um dente p fazer canal, mas ele nao me incomodava em nada, ate eu retirar um ciso do outro lado, apos a cirurgia ele comecou a me incomodar, e olhando do lado desse dente p fazer canal, apareceu um pedacinho de dente como se fosse nascer outro, acho q e um ciso, mas o que acontece e que o dente do canal esta latejando, e encosto na ponta bem ao lado desse ciso, e exatamente onde doi, do outro lado nao… e esta latejando muito, ja tomei paracetamol e nao melhora, ja tomei ibuprofeno e nao passa a dor… tomei tramal e nao passa a dor… minha dentista so semana que vem, o que eu faco ate chegar o dia da consulta? Preciso de uma ajuda, uma dica p aliviar essa dor, ah o dente do canal esta com curativo… mas ta latejando muito.
Suelen, enquanto o canal nao for tratado, sempre haverá a possibilidade de doer. Como você percebeu, remédio algum é garantia de controle da dor. É preciso trocar esse curativo, isso deve aliviar. Se sua dentista não está disponível, procure outro em caráter de urgência… depois você conversa com ela e faz o tratamento de canal.
Olá Boa Tarde… Gostaria muito de saber o devo fazer… fiz obturação ha uns meses atrás… e agora uma parte quebrou eu estou sentindo muita dor… mas muita dor mesmo, eu vou na dentista mas pra aliviar a dor o que devo tomar… eu preciso tomar alguma coisa pois eu não consigo nem dormir.
Fernanda, você pode tomar um analgésico ao qual esteja habituada, é compreensível. Mas isso não garante que a dor vai parar. É preciso procurar um dentista pra tratar de acordo.
O q pode ser uma bolha entre um dente, doi muito pois tbm estou c outro quebrado e inflamado.
Até ontem o ibuprofeno fazia efeito hj já não faz mais! E onde estou hoje é impossível encontrar um dentista o q devo fazer? 🙁
Fran, parece ser uma fístula, como explico aqui –> https://medodedentista.com.br/2014/06/bolinha-gengiva-o-que-e.html . Compreendo a situação, mas você precisa de um dentista.
Boa tarde, Dra.
Hoje pela manhã tomei água gelada, em seguida um dente de trás doeu muito, e deu, tipo, uma onda de dor no dente, e passou. Porém, não posso por nada na boca, quente ou frio… dói demais, e logo passa. Pesquisei a respeito e suspeito que tenha trincado o dente, é possível isso? Que remédio posso tomar para aliviar a dor?
É possível ser uma trinca sim, Shai. Pode ser apenas sensibilidade dentinária, também. Mas o sintoma ruim aí é a dor ao quente… pode haver um problema de canal. Procure um dentista pra avaliar.
Olá Dra. Ana! Fiz um retratamento de canal e como tenho prolapso na válvula mitral a dentista pediu para fazer uma profilaxia antibiótica com amoxicilina. No dia seguinte acordei com a mandibula inchada e ela mandou eu continuar tomando a amoxicilina. Ela não devia ter receitado outro antibiótico? Estou com medo das bactérias criarem resistência, pelo fato de eu ter feito a profilaxia e depois continuado a tomar somente 24 horas depois.
Acho que você não precisa se preocupar quanto a isso, Vanderléia. São protocolos diferentes. Na profilaxia antibiótica é uma dose só de 2g de amoxicilina, já o tratamento completo é de 7 dias, com doses menores. Faça como a sua dentista prescreveu, se for preciso, depois, ela pode trocar o tipo de antibiótico.
Olá Dra. Ana
Há algum tempo fiz uma radiografia panorâmica para ver a situação de um siso que nasceu torto, porém a dentista notou algo estranho na imagem. Um “risquinho” apareceu num outro dente em que eu já havia tratado canal. Ela suspeita ser a ponta da agulha (não sei o nome do instrumento) que quebrou quando outro dentista limpava o canal. Fiquei meio assustado, mas ela acha que não se deve mexer nisso, a menos que comece a doer.
Qual sua opinião?
Grato.
Thiago, pode ser um fragmento de lima endodôntica, sim. Se não há sintomas nem nada que indique necessidade de retratamento de canal, é melhor não mexer, mesmo.
Boa tarde, Dra! Estou tomando ibuprofeno de 600mg pois meu ciso está inchado, vermelho e com secreção de pus (pouco mas está). Faz 3 dias que tomo esse remédio e não vi nenhum resultado até agora. Estou tomando paracetamol para dor, quando começa por causa do ar condicionado gelado do escritório da empresa onde trabalho. Será que estou tomando o remédio certo? Faz 3 dias e não vi resultado. Esse medicamento foi me receitado por um dentista do SUS, mas não me explicou nada além de apenas mandar tomar por 7 dias. Obrigada desde já. Ana.
Ana, o Ibuprofeno é um anti-inflamatório e analgésico. Mas se há pus, além de inflamação, pode haver infecção. O dentista não sugeriu nenhum tipo de procedimento, só o remédio? Porque talvez já seja o caso de entrar com antibiótico, também. Procure-o novamente pra reavaliar.
Bom dia,
O que tomar e fazer para a área do dente quebrado ficar desinchada para efetuar a extração?
O que seu dentista recomendar, Marcelo. Essa não é uma decisão que você deve tomar sozinho, seu dentista vai avaliar e prescrever a medicação adequada, isso se ele julgar necessário medicar.
Olá 😉
Eu fiz obturação ha menos de um mês em meu dente. E agora ele está doendo, toda gengiva ao redor dele. Isso é normal acontecer após um tratamento? E qual remédio posso tomar para aliviar a dor?
Obrigada desde já!
Taísa
Não Taísa, não é normal. Pode haver um problema de adaptação da restauração ou, até, de canal. Procure seu dentista pra reavaliar. Você pode tomar um analgésico ao qual esteja costumada, mas dependendo da causa da dor, pode não ajudar muito.
Doutora, estou com muita dor de dente por causa de cáries… Qual o melhor remédio para acabar com essas dores ?
Obs: uso lisador.
Ir ao dentista, Melissa. Dor de dente por cárie se resolve removendo a cárie, que é a causa da dor. Tomar remédio não resolve, no máximo “mascara” os sintomas por algum tempo.
Olá Doutora, boa tarde.
Primeiro quero dar os parabéns para o site. Tudo muito bem explicado e de fácil entendimento.
Tenho um “pequeno” problema, meu dente molar está com um buraco ha muitos anos, como não me incomodava deixei passar, sempre limpando e colocando algodão (não fui ao dentista, pq simplesmente tenho pavor). Porém de uns meses para cá, buraco aumentou mais, pois comi algo duro e quebrou, e depois disso começou a doer muito. Coloquei aqueles remédios tipo massinha para parar a dor. Passou. Mas agora além da dor intensa, nasceu uma espécie de “carne” da cor da gengiva dentro do dente, e a gengiva está dolorida também e há um ponto com pus. O que pode estar acontecendo???? O que fazer de imediato visto que tenho consulta marcada só para o final do mês? Obrigada.
Alexandra, o ideal é você antecipar a consulta. Me parece que o seu caso é de pólipo pulpar e, se for, será necessário tratamento de canal além da restauração (ou coroa). Eu falo sobre isso aqui –> https://medodedentista.com.br/2012/08/gengiva-dentro-do-dente-polipo-pulpar.html
Boa noite Dra. Muitos parabéns pelo blog!
Há uma semana fui a minha dentista para preparar um dente, já desvitalizado há uns anos, para um coroa. No entanto a dentista sugeriu abrir o dente, por prevenção, pois ele estava a ficar acinzentado… ao abrir o dente, senti um sabor horrivel na boca! Ela disse que o dente estava todo sujo e infetado (ela falou em situação de pre-abscesso, mas eu nunca tive sintomas nenhuns), limpou o que pode naquela consulta e passou me antibiotico. Estou a tomar antibiotico ainda, dois diferentes. Voltei lá esta semana para continuar o tratamento, a medica disse que estava com melhor aspeto mas ainda estava sujo, mexeu nos canais, um deles eu senti dor e outro ela comentou que estava com dificuldade de acesso… e que nao iria conseguir fechar o dente naquela consulta, terei que voltar. O problema é que depois dessa consulta estou com dores no dente, sinto o a pulsar. É normal? É que após a primeira consulta fiquei bem, sem dores…
Acha que posso usar gelo? Tenho a cara levemente inchada.
Obrigada pela atenção e continuação do bom trabalho aqui no blog!
Anna, considerando a situação, é esperado que haja um pouco de dor (essa sensação de latejamento também, tem a ver com o processo inflamatório), que só vai se resolver com a conclusão do canal. Gelo não ajuda muito, pois a causa do inchaço é uma inflamação / infecção, não um trauma.
Oi doutora… achei muito interessante o seu site, e queria que me dissesse o que acha que esta acontecendo comigo… estou com uma dor enorme no dente, acho que esta inflamado pois ja começou a inchar a gengiva e a minha face. Mas o estranho é que esse dente aparentemente esta são, tem obturação. Estou tomando ibuprofeno, mas nao cortou a infecção e o inchaço continua. Espero sua resposta… boa tarde.
Danielle, parece ser um abscesso, o que revela uma infecção. É preciso procurar um dentista pra determinar a origem da infecção, que provavelmente é o canal do dente que dói.
Boa tarde, doutora!
Primeiramente, gostaria de lhe parabenizar pelo blog e sua atenção com os leitores. Sucesso sempre!
Então doutora, ha alguns dias atrás percebi um inchaço (uma bola) ao longo da linha da mandíbula, e a gengiva na região do siso um pouco inchada e inflamada. Fui ao dentista, e após um raio-x ele comprovou que era o siso incluso, e uma inflamação que estava provocando o inchaço. Receitou amoxilina por 7 dias, e nimesulida por 5 (ou até melhorar a inflamação e diminuir o inchaço para poder extrair).
Essa cirurgia do siso incluso, é tranquila Dra? Demora cerca de quanto tempo?
Desde já, grata.
Beijos!!
Mariana, via de regra, é tranquila, sim. Depende muito do caso, mas deve levar de 30 minutos a 1 hora e meia. Sendo otimista, às vezes o dente sai em 15 minutos. 🙂
Doutora, estou com um dente quebrado e esta um buraco tb, acredito que ja esteja na raiz. Ha três meses ele doeu muito, mas tomei ibuprofeno e parou, ha alguns dias a dor voltou pior, alem da dor no dente que esta quebrado, os dentes de baixo tb doem alem da dor na gengiva, tb apareceu um caroço ao lado do dente quebrado, pode ter havido uma infecção? Será que essa infecção pode se espalhar? Obrigado!
Carlos, sim, pode haver infecção. Se o dente quebrou, ele precisa ser restaurado. E se a fratura atingiu o canal do dente, o canal tem que ser tratado, também. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo assim que possível.
Ola doutora, estou com muita dor de dente, mas so vou no dentista amanhã, como faço para aliviar a dor ???
Aristóteles, quem me dera saber o nome de um remédio que garantisse que você não sinta mais dor… mas isso varia de caso para caso, de pessoa para pessoa. Você pode tomar um analgésico a que esteja habituado mas, sem ir ao dentista, garantia de que a dor vai parar, não há.
Dra., há dois anos aguardo para fazer um tratamento de canal pelo SUS. Enquanto a vaga não surgia, aguardei com um curativo de canal. Há alguns dias atras, tive inicio de dor e para não piorar fui ao dentista do postinho. Ela disse que o curativo velho era uma fonte da bactérias e trocou. Só que a dor triplicou depois que ela mexeu, de maneira que nem o Spidufen q foi receitado resolve. Não sei mais o que é dormir de dor. Minha dúvida é: por que o remédio não faz efeito? Estou tomando junto com antibiótico, pois ela disse que há uma infecção formada.
Obrigada.
Bruna, provavelmente há uma “pressão interna” no seu dente, por causa da liberação de gases do metabolismo bacteriano. Essa pressão causa dor, até porque o remédio que é colocado dentro do dente não é, necessariamente, um analgésico. Então pode ser necessário trocar novamente o curativo, aliviando, assim, a pressão. Quanto antes você tratar esse canal, melhor.
Boa noite, doutora!
Estou fazendo um canal no dente. Já fui para 3 sessões e ela não concluiu ainda pq senti dor após todas elas. Entretando após a última (terceira) estou sentindo uma dor ABSURDA no dente. Isso é normal, mesmo depois de tanto tratamento? Tenho uma consulta marcada para sexta-feira que vem, mas a dor está tão insuportável que temo não aguentar…
Gabriela, é normal um incômodo, mas dor ABSURDA não é normal. Entre em contato com sua dentista pra ver o que está acontecendo.
Dra.,
Bom dia.
Estou há 2 dias com dor, e a gengiva inchada, o meu dente do ciso esta nascendo deitado e a minha dentista disse que tenho que esperar nascer, e receitou apenas amoxilina. Hoje o meu rosto acordou muito inchado. O que devo fazer, não consigo nem falar direito.
Se houver indicação de extração, não é necessário esperar nascer, Debora. Terminando de tomar o antibiótico, já é possível extrair. Converse com a sua dentista.
Meu dente ta furado e um pouco mole e fica com aquela dor enjoada direto, qual remedio tomar?
Você precisa procurar um dentista, Elenilson. Porque remédio não resolve dente cariado e nem mole. Quanto antes você procurar ajuda, maior a chance de você não perder o seu dente.
Dra. bom dia. Já extrai 3 sisos e tive problema de gastrite por causa do anti-inflamatório e antibiótico que tomei. Por causa disso o médico sugeriu que não tomasse mais. Depois de muito sofrimento, idas a médico e hospitais passando mal da gastrite, uma médica receitou deocil, pois segundo ela não ataca o estomâgo e combate a dor. Tenho um quarto siso para extrair ainda, é o superior direito, segundo a dentista ele será de fácil extração pois ele já saiu todo. Não posso mais tomar anti-inflamatório porque está atacando meu estomago. Será se eu posso tomar esse deocil no pós-operatório? Ele não atacou meu estomago.
Pode, Danielle. O Deocil é analgésico, antinflamatório e antipirético. Se ele não prejudica seu estômago, é uma alternativa.
Olá doutora, estava com dor no siso, tomei nimesulida e passou, só q agora embaixo do meu maxilar esta um pouco inchado e logo embaixo do siso ta inchado tipo um caraço dentro da boca, o que pode ser doutora, estou preocupada.
Aline, pode ser que haja inflamação ou até infecção da gengiva em torno do seu siso, o que se chama “pericoronarite”. Procure um dentista pra avaliar assim que possível.
Oi Dra. Ana… parabéns por seu excelente site… cheguei aqui por pesquisar sobre dor de dente e medicação. E achei o máximo sua atenção e profissionalismo nas respostas a cada pergunta aqui postada.
Obrigada, Adriana. Fico feliz em ajudar. 🙂
Ola, estou com uma dor de dente muito aguda, que remedio devo tomar?
Anderson, é compreensível que você tome um analgésico em caso de urgência, mas dor de dente não se resolve com remédio… é preciso identificar a causa e tratar de acordo. Pode ser um problema gengival, de canal… é preciso avaliar. Procure um dentista.
Oi Dra.
Estou com uma dor de dente violenta e o dentista passou azitromicina (antibiótico) e um anti-inflamatório para eu arrancar segunda. Mas quero logo arrancar sabado. Para se arrancar um dente precisa desinflamar e ficar sem bactéria? Nem estou com medo de arrancar o dente, mas sim de ocorrer uma sepse porque o dentista falou que estou com o foco infeccioso dentário. O que eu faço? To desesperado!
Bjs
Calma, Bruno. O antibiótico já está trabalhando pra controlar a infecção. É mais perigoso extrair o dente infeccionado do que tratar antes e depois extrair.
Bom dia, eu coloquei separador e está doendo muito, não estou suportando. O que posso tomar?
Um analgésico a que esteja habituada, Jennyfer. Mas eu sugiro que você converse com o seu dentista pra ele sugerir um.
Boa noite, Dra.
Eu tinha uma fistula na gengiva, ela aparecia e ia embora durante 1 mês, e agora estou com uma dor de dente, e o rosto esta inchando e latejando.
Isso é sinal de infecção? Será que é canal? Comecei a tomar Ibuprofeno de 600 hj e de 6 em 6hs, mas ñ está desinchando. Continuo com esse procedimento?
O q a Dra. me sugere?
Meu médico só retorna na segunda.
Chai, se a fístula tiver origem no canal desse dente que dói, é preciso tratamento de canal, sim. Você tem um abscesso, que é uma “bolsa de pus” dentro da gengiva, e o pus está saindo aos poucos pela fístula… por isso o inchaço. É sinal de infecção sim, é preciso abrir esse dente pra ajudar a eliminar o pus. O remédio pode ajudar a controlar a dor, mas não deve ajudar a diminuir o inchaço, vai continuar inchado enquanto o dente não for aberto. EU sugiro que você procure outro dentista em caráter de urgência antes de segunda-feira pra abrir o dente, aí na segunda você e seu dentista conversam sobre o prosseguimento do tratamento.
Oi, meu nome é Josiane, eu tenho uma filha de 7 anos de idade, o dentinho molar dela esta nascendo e deu febre nela, o que eu devo fazer?
Josiane, em princípio só dar um anti-térmico, pra baixar a febre. Tomar água gelada pode ajudar a diminuir os desconforto, também.
Dra. Meu dente é furado, e esta doendo muito, que medicamento a sra. indicaria para aliviar a dor?
Nenhum, José. Se ele está com cárie, você precisa ir ao dentista. E faça isso logo, antes que a cárie aumente… pois aí pode dar até canal.
Ola doutora, estou com a raiz e um pedacinho do dente, embaixo dele na gengiva nasceu uma bolinha, fui no hosp cajuru nos dentistas e me receitaram amoxilina, comecei a tomar sabado, hj ja é quarta e a bolinha continua la, tinha melhorado um pouco mas inchou de novo, tenho que tomar até sexta… Eles falaram que n podiam arrancar sem tomar o remedio. O que fazer?
Gustavo, se a indicação é de extração, depois que você terminar a medicação, procure um dentista pra fazê-la.
Doutora, arrancar o dente de vez seria uma solução permanente ?? Sinto muuita dor e tenho muito medo dos procedimentos odontologicos.
Brenda, do ponto de vista da dor – se a dor é causada por esse dente -, sim. Mas você resolve um problema e cria outro: a necessidade de prótese. Gostaria que você lesse esse texto (e visse o vídeo) –> https://medodedentista.com.br/2012/01/a-falta-que-um-dente-faz.html
Bom dia doutora Dra. Ana, meu dente está começando a furar, porém senti dores muitos forte a ponto de eu não estar conseguindo dormir, tenho data marcada para ir ao dentista, porém ainda faltam dias, quase um mês… Queria saber se existem e quais são os remédios que possam amenizar ou até mesmo anular essas dores para que eu possa ter uma noite de sono mais tranquila?
Marcos, não existe um remédio específico pra dor de dente… existem anti-inflamatórios, analgésicos… e é compreensível que você tome algum. Mas isso não garante que a dor vá embora, e também não acho que você deva esperar 1 mês com dor de dente… procure seu dentista antes disso, se ele não puder atendê-lo, procure outro dentista em caráter de urgência, pra pelo menos realizar algum procedimento que alivie sua dor até que você comece o tratamento com o seu dentista.
Olá dra!
Há dois dias venho sentindo muita dor no meu último dente do lado esquerdo, no qual eu tinha uma cárie, mas isso eu tratei ano passado. Agora surgiu essa dor e abaixo do dente está um pouco inflamado e a gengiva parece estar um pouco escurinha. O que pode ser? Tem dois dias que essa dor me apareceu 🙁
Verena, pode ser problema periodontal (na gengiva, em si), problema endodôntico (no canal)… depende. Procure um dentista pra avaliar.
Olá! Há 2 anos, após tratar 2 dentes de cárie (últimos superiores esquerdos) tive dores tão intensas que não passavam com nenhum analgésico, que acabámos por ter que os desvitalizar, apesar da Médica dizer que as cáries não eram profundas e que não entendia como podiam doer tanto. O certo é que nunca na vida tinha tido dores tão terríveis! A desvitalização não tirou a dor totalmente, ficou sempre uma sensação de dor-pressão constante, umas vezes mais leve outras quase insuportável. Sempre tive cuidados orais muito exigentes, e lavo os dentes 8 vezes por dia e uso desinfetante líquido oral. Portanto não entendo. Há 1 semana a base do dente, lá dentro junto à raiz, dói muito muito muito e o músculo da bochecha está inchado por dentro. Uma ortopantomografia disse que havia um bocadinho de líquido na base do dente, mas como estava de ferias e a dentista não era a minha, estou a tomar antibiótico e ela não fez nada. Só para a semana vou poder ir à dentista e estou há 5 dias com antibiótico e a bochecha continua muito dorida, abro a boca com dificuldade e não vejo melhoras nenhumas! A minha dúvida é se ao arrancar o dente os problemas desaparecem definitivamente. É que já estou farta de ter dores na cara e boca há 2 anos!!! Prefiro tirar o dente! A última vez não o fiz porque a anestesia não pegou! Grata pela atenção!!! O dente está desvitalizado e dói, e agora infetou! É normal?!?!?!
Catarina, sim, considerando que a origem da infecção seja o dente, removendo o dente, a infecção desaparece. Se esses dentes forem os sisos, talvez seja melhor a fazer, mesmo. Às vezes mesmo com o tratamento de canal a infecção permanece, ou ocorre uma reinfecção que exige retratamento.
Doutora, eu nao tinha escovado o dente direito nos ultimos dias, ai no meu dente esquerdo, o ultimo dente de tras, inchou ao redor, so que foi so 2 lados, o lado perto da linqua e o lado em cima, sera se tomar anti-inflamatorio resolve e desincha? Nao doe e nao sai sangue, ta normal, so que ta inchado. Resolve?
Marcus, não acho que haja necessidade de anti-inflamatório… até porque a causa disso é higiene deficiente, como você mesmo afirma. Escove bem a região, a gengiva vai desinchar.
Olá Dra.
Meu marido está com uma infecção na gengiva, já foi ao dentista, e esta tomando antibiótico e nimesulida, porem ainda está com muita dor. Será que ele pode intercalar paracetamol com a nimesulida?
Obrigada!
Andreia, a Nimesulida é um AINE, e na bula do Paracetamol consta: “O uso simultâneo e prolongado de Paracetamol com outros analgésicos anti-inflamatórios não-esteroides pode aumentar o risco de se produzir efeitos renais adversos”. Ou seja: não é assim tão seguro. Diga pra seu marido conversar com o dentista, talvez seja o caso de trocar a medicação.
Dra. To sem saber o que fazer e onde devo ir. Morei alguns anos em SP e lá aconteceu um pequeno acidente, cai da escada e quebrei 2 dentes, e um entortou para dentro. O incisivo central quebrou no meio, o outro incisivo central entortou para dentro e o incisivo lateral quebrou ao meio, o mais engraçado e trágico seria que o que entortou me parecia muito forte pois não quebrou de modo algum e ficou entre os 2 outros que quebraram, ficou torto entre o incisivo central e o lateral. Fui a um dentista 24horas e ele restaurou os 2 que haviam quebrado e falou que não sabia o que fazer com o que entortou pq se não fizesse algo logo ele iria perder a raiz, não sei não me lembro muito bem… E veio outro dentista e resolveu colocar um ferrinho entre o dente que quebrou o que entortou e o outro que quebrou, era pra passar 3 meses e ir ver como tava, acontece que precisei me mudar pra Fortaleza por motivos trabalhistas da minha mae que foi transferida pra Fortaleza, já faz 4 anos que to com esse ferrinho e as vezes o dente que havia entortado sinto ele extremamente frágil, e sinto que talvez esteja um pouco mole ou impressão minha, não sei, já passei por 8 dentistas que falam que precisa primeiro fazer aquela velha prevenção pra depois começar cuidando de todos os dentes, OK, concordo, mas já fiz de tudo que havia de fazer na minha boca, só falta um canal e pronto, e eles não querem nem saber de mexer pra me dizer se realmente ta mole ou se impressão minha. Eles não querem nem tocar e dizem que vai ser resolvido, e que vão encaminhar, isso nunca acontece… O que fazer? Me dê uma luz 😐
Fran, a primeira coisa a se fazer é uma radiografia desses dentes… isso já foi feito? Só de olhar pra eles não dá pra saber quais os danos às raízes desses dentes, principalmente o que entortou. Pode ser que haja necessidade de tratamento de canal desse e talvez dos outros 2 dentes, também… por isso é necessário dar um diagnóstico preciso logo, pra poder tratar. Seja lá o que eles chamem de “prevenção”, já passou, agora o procedimento é curativo, resolutivo. Se eles vão encaminhar, pergunte pra onde… pelo jeito é mais rápido você ir sozinha. 😉
Olá Dra. Minha esposa está fazendo tratamento de canal e ainda vai precisar fazer mais duas sessões, o problema é que ela sente muita dor, a dentista receitou ibuprofeno 600, mas parece que pouco está ajudando. Tem algum remédio mais eficaz?
Samuel, a eficiência do remédio depende da causa da dor e do comportamento do organismo da pessoa, e isso varia muito. Por isso não existe UM REMÉDIO que resolva todas as dores de dente, até porque, via de regra, é preciso que o dentista intervenha. Então, sugiro que sua esposa entre em contato com a dentista e relate esses sintomas, pra que ela possa adequar a dose ou trocar a medicação.
Dra, boa noite. Então, eu tenho algumas “manchas” brancas em alguns dentes. Como se fosse umas natas, sabe? (Não sei se é a melhor forma de explicar rsrs) Sabe me dizer o que é ? E se com futuras limpezas, clareamentos… é possível sair?
Rafael, manchas brancas podem ser fluorose ( https://medodedentista.com.br/2012/05/fluorose-como-tratar.html ) ou cáries em estado inicial, por exemplo. Podem ser simplesmente manchas, também… sem maiores consequências. Mas, via de regra, elas não são eliminadas na “limpeza”, talvez seja necessária uma associação entre microabrasão (um desgaste superficial do esmalte) e clareamento, isso se não forem cáries, se forem, é preciso remover a cárie e restaurar o dente. Procure um dentista pra avaliar.
Olá doutora Ana, acompanho o seu blogue ha bastante tempo !! Parabéns… Bom a minha dúvida é a seguinte: eu restaurei um molar superior (o terceiro depois da presa. É quê não sei o nome rsrs) bom, continuando, ele começou a ficar sensível com gelado e quente, depois começou a doer muuuuito e aí tomei um analgésico e anti-inflamatorio e a “dor” passou, só que agora não consigo encostar um dente no outro nem morder e sinto como se a gengiva estivesse inchada por dentro do dente ! O que pode ser, doutora? Agradeço desde já, um abraço !!! <3
Elisangela, é o primeiro molar 🙂 . Desconfio que possa ser problema de canal, principalmente porque dói espontaneamente e com alimentos / bebidas quentes. Sugiro que você procure seu dentista pra reavaliar.
<3
Ola doutora, gostaria de esclarecer uma dúvida, to com uma dor em um um dente onde tem um furo, creio que eu que precise de fazer um canal, mas tenho hipertiroidismo e meu endócrino me proibiu de realizar o tratamento dentário por enquanto, devido ao risco de uma crise tireotóxica. Gostaria de sua opinião e se teria alguma recomendação especifica para o meu caso.
Cintia, de qualquer forma, procure um dentista pra avaliar. Às vezes não é nem caso de canal, mas de remover uma cárie e restaurar o dente. Se for caso de canal já complica um pouco… o seu médico proibiu exatamente o quê? Procedimentos que levam anestesia?
Ele me disse, doutora, que irei passar mal e meu dentista mais ainda kkkkk, me disse que vou sangrar mais e que nem é tanto pela anestesia, e sim pelo estresse do procedimento, bem, fui fazer uma pesquisa na internet, e vi que devido ao estresse do procedimento em si, a tireoide pode digamos “surtar” e disparar hormonios em meu organismo que seria uma situação de emergencia médica. Me parece que no meu caso nao poderia usar vasoconstritor, o que a senhora me diz a respeito?
Mas precisa haver tanto estresse envolvido? Porque ele está partindo do princípio de que o fato de você se submeter a um tratamento odontológico vai ser altamente estressante… mas por que seria? Você tem medo de dentista? Se não tem, ótimo! Quanto ao vasoconstritor, é possível utilizar anestesia sem esse componente, sem problema. Não sei você, mas seu médico parece que tem medo de dentista… 😉
Ana, voce tem muita paciencia…
Estou aqui com problema, nao sei se é sensibilidade na garganta já que certos maus aromas quando batem na garganta provocam tosse colica e agora as luvas da dentista na minha boca também não estou a suportar. Não sei se é de eu ter bebido pouca agua na fase adulta, quando tinha 13 / 15 anos nao me custava nada ir ao dentista, tudo era tranquilo, mesmo ele trabalhar com broca… agora, a broca acho que esguicha agua, mais a quantidade de saliva que produzo que é muita, engasgo me, nao consigo estar mais do que uns 30 segundos sem “engolir” e ainda me botam de cabeça pra baixo, outro tormento… e a medica quando fui la colocar a massa provisoria, que caiu hoje, depois de 3 semanas, disse que eu tinha que estar bom da proxima vez que eu fosse porque senao nao consegue trabalhar… senti logo que a jovem medica nao tinha paciencia ou atenciosidade necessaria para ir com calma… e nao sabe conciliar a minha necessiadade fisiologica com o trabalho dela…
Ela diz que precisa de 3 consultas para tratar um dente daqui da frente, que é o 4 superior esquerdo a contar da frente… ate o aspirador de saliva me dá cólicas… nao sei que fazer… pode ate achar ridiculo mas para as crianças relaxarem ate poderiam untar a lingua e o aspirador com um aroma qualquer.
Milton… tenho. 😀
Tanto você quanto sua dentista têm alguma razão… ela precisa de certas condições pra trabalhar, e você de certas condições pra ser atendido. O problema que você relata não é incomum, e eu acho que você poderia se beneficiar de um tratamento com uso de gás (analgesia inalatória). Eu falo mais sobre isso aqui –> https://medodedentista.com.br/2010/09/analgesia-inalatoria-o-gas-do-dentista.html
Estou com o segundo molar aparentemente saudável, apesar de ser obturado, mas está muito doído, principalmente quando mastigo ou encosto o de cima nele. Detalhe: o primeiro molar tinha um buraco maior e foi obturado, o segundo pre-molar do nada quebrou um pedaço e foi obturado, porém de vez em quando dói e agora o segundo molar está doendo. O que será? O paracetamol não passa a dor completamente.
Jota, é uma pulpite, ou seja, a inflamação do nervo do dente. Sugiro que você procure um dentista pra avaliar que tipo de pulpite é essa e se é o caso de intervir ou não.
Olá dra., estou com um dente que está só a raiz, e ele tá estragado, estou com uma dor imensa, que remédio me indica? Obg.
Bruna, sem saber o que você tem, nenhum. Você precisa procurar um dentista pra avaliar e tratar de acordo, até porque, se o seu dente já está em estado de raiz, não é algo que se resolva apenas com remédio. Pode ser caso de extração, pode ser caso de tratamento de canal + pino + coroa.
Boa noite, Dra.
Eu estou com uma dor de dente e tenho medo de ir ao dentista porque fui em um dentista em Dezembro/14 e ele aplicou a anestesia e eu comecei a tremer, como ele me disse, era medo, eu fiquei quieta, porém ele aplicou a segunda anestesia e eu comecei a sentir batedeiras em todo o corpo e a tremer involuntariamente igual quando a gente volta da anestesia quando fazemos cesarea, então ele aplicou mais uma e eu comecei a sentir que estava desmaiando, ele colocou minha cabeça pra baixo e por fim eu saí do consultório tão ruim que fui para o pronto socorro. Cheguei lá e estava com taquicardia e pressão elevada, foi me aplicada uma injeção de hidrocortizona para amenizar o efeito das anestesias. Me ajude por favor, o que devo fazer se precisar de tratamento dentário? Tenho dois bebês e tenho medo de passar mal e morrer. Agradeço de coração sua ajuda. Obrigada.
Ada, no pronto-socorro foi diagnosticado algum tipo de alergia?
Ola doutora, preciso de uma luz, pois nao aguento mais de dor de dente, aconteçe que tem apenas 2 dias que descobri que tenho diabetes, minha glicemia ainda ta alta, pois to aguardando exames para controlar a doença, so que meu dente quebrou, ficou meio preto chegou ao ponto de sangrar sozinho, e ta doendo muitooo, mesmo com a diabetes alta eu posso arrancar ele?? Estou tomando remedios fortes pra dor, como tramadol e deocil, mas mesmo assim a dor nao passa, me ajude por favor doutoraa.
Augusto, numa situação de urgência, até pode. Mas considerando o diabetes, não é prudente. O ideal é controlar a glicemia antes, pra evitar problemas de cicatrização e alterações de sangramento durante a cirurgia.
Boa noite Dra.
Passei o dia todo com uma dor insuportavel, mas não nos dentes e sim na gengiva, em toda lateral esquerda. Meu último dente está nascendo, e queria saber se essa dor que estou sentindo é resultante dele. Se for tem algum meio caseiro para diminuir a dor, além de gelo?
Silmara, pode ter a ver sim. Existe uma condição chamada “pericoronarite” que é caracterizada pela inflamação / infecção da gengiva em torno de um dente que nasce, e pode ser a causa do seu problema. Eu falo sobre isso aqui –> https://medodedentista.com.br/2011/11/gengiva-inflamada-por-causa-do-siso.html
Sugiro que você procure um dentsta pra avaliar, se for o caso, não há solução “caseira”.
Bom dia, doutora!
Não tenho medo de dentista, mas acabei achando seu site no Google 🙂
Tenho 19 anos e eu sempre vou ao dentista. Minha próxima visita é só daqui 6 dias e há 2 dias eu comecei a sentir uma dor horrível do lado direito que não sei identificar ao certo de qual dente seria.
No geral, eu sempre cuidei muito bem dos meus dentes, não tenho nenhuma obturação… mas agora estou com essa dor chata que basicamente consigo resolver mascando chicletes.
Isso pode ser carie? 🙁
Se for… o chiclete poderia piorar a situação em relação a tratamento?
Muito obrigado pela atenção =)
Allan, pode ser cárie, pode ser um problema articular, pode até ser um problema de canal. Se for cárie, desde que você escove os dentes regularmente, sem problema.
Olá doutora!
Segui o seu conselho e acabou que (felizmente) não tive o desprazer de conhecer a famosa cárie, mas conheci o temido siso!
Meus sisos resolveram aparecer e estão deitados.
Já marquei a retirada deles e espero sobreviver. rsrs
Muito obrigado pelo conforto quando eu precisava.
Seu site é incrível =)
Sobrevive sim, Allan… pode ficar tranquilo. 🙂 Fico feliz em ter ajudado de alguma forma.
Dra., boa tarde!
Na sexta-feira, meu dente começou a doer, estranhei pq costumo ir no dentista a cada seis meses e da última vez meu dentista disse que eu não tinha nada. Mandei uma mensagem pro meu dentista, para ele me atender, mas ele estava fora de SP. Por sorte minha, muita sorte mesmo, eu trabalho em um hospital-escola que têm uma equipe de Buco. Conversei com uma das chefes e ela me atendeu, na hora ela fez um teste de percussão e pediu uma panorâmica. Assim que fiz os exames, ela examinou e disse que havia uma infiltração no meu dente que doía, que era restaurado, e que precisaria fazer um tratamento de canal, porém a equipe da buco do hospital não faz esse tratamento, caso contrário, tenho certeza que ela já teria marcado o início do tratamento. Liguei para meu dentista e como sei que ele não faz tratamento de canal, ele me indicou outra profissional. Marquei um horário com ela, mesmo sendo daqui a 15 dias, mesmo pq se eu conseguisse antes, ela não conseguiria tratar o dente, pois está em processo inflamatório. Estou tomando anti-inflamatório e nenhum uso de antibióticos, uma vez que sou alérgica. Mas minha bochecha está enorme, o abscesso só aumenta a cada dia. Minha pergunta é: existe alguma solução para melhorar esse abscesso, o dente parar de doer para eu poder aguentar até o dia da consulta? Por quanto tempo eu posso ficar com um abscesso por causa desse dente?
Andrea, pra diminuir o inchaço do rosto seriam necessários os procedimentos iniciais do tratamento de canal, ou seja, abrir o dente, eliminar alguma secreção que haja e fazer um curativo. 15 dias é muito tempo, sugiro que logo após o feriao você procure sua dentista – ou outro dentista em caráter de urgência – apenas pra fazer esa abertura. Aí, daqui a 15 dias, você faz o tratamento de canal, como combinado.
Doutora, parti um dente na semana passada que se esmigalhou em mil bocados ao trincar um alimento mais duro, ficou só uma pontinha de dente, que esta noite me deu dores horríveis. A minha questão é um dente assim da para restaurar ou tem que arrancar e colocar implante? Tenho receio que o dentista que vou consultar opte por receitar o tratamento mais caro desnecessariamente. Obrigada.
Ana, se pelo menos a raiz do dente estiver viável, mesmo que não haja mais coroa, é possível tratar o canal, fazer pino e coroa (prótese). Procure um dentista e faça uma avaliação.
Dra, estou desesperada, com uma dor insuportável que está me tirando o sossego. Um dente meu quebrou qndo fui comer. Então o tempo foi passando e ele foi quebrando os pedacinhos, ele começou a ameaçar dores, e então resolvi marcar uma consulta, só que desde então a médica só quer cuidar dos outros dentes, trocando obturação e etc. Esse dente que quebrou ela disse q teria q fazer canal, mas ela ta só me enrolando e agora estou numa fria. Estou com 3 semanas q não vou nas consultas pois minhas aulas começaram e é difícil pra mim faltar, pq se não fico perdida nos assuntos, só que na quinta feira de manhã começou a latejar e querer doer, só q a dor só foi aumentando ao ponto de a noite eu não conseguir dormir com tanta dor. Hj de manhã qndo levantei, minha bochecha estava inchada e a dor continuava, tomei um anti-inflamatório e a dor passou mas voltou, e minhas bochechas estão ficando mais inchadas. Das outras vezes q senti dor tomei remédio e passou, mas dessa não. O que pode estar acontecendo, doutora? Por favor me ajude, pois estou num final de semana e só vou poder marcar a consulta na segunda feira.
Sana, não faz sentido tratar outros dentes enquanto esse dói. O inchaço pode ser por causa de um abscesso, o que revela uma infecção, se a causa é esse dente é preciso tratar o canal dele já, ele é prioridade. Converse com a sua dentista.
Obrigado. Me ajudou muito a decidir isso. Vou hoje mesmo na faculdade.
😉
Oi Dra. Então eu fui no dentista ha mais ou menos uns 3 anos atrás, tenho 18 anos. Fui no dentista, a mulher tirou a cárie do dente, ai passava umas 2 semanas, 4 semanas, e a massinha caia, e isso se repetiu umas 4 ou 5 vezes, na ultima vez que a massinha caiu não voltei mais, pois o dente não doía mais.
Mas conforme o tempo foi passando minha boca começou a feder por causa do dente, e então aguentei 3 anos com o dente fedendo (boca) e quando foi no dia 20/02/15 fui ao dentista. Ele mexeu no dente, tirou resto de comida que tinha lá. E colocou uma nova massinha e ate agora a massinha não caiu, mas ele falou que é para eu ir “na UNIP ou algo do tipo, não lembro qual e o nome da faculdade” para tratar o dente lá que é de graça. Pois se eu fizer com ele iria gastar 2500$
Dra., Eu queria saber se eu arranco o dente, ou se eu faço canal, ou se eu arranco e coloco outro dente. Pois não aguento mais Dra. Me ajuda a decidir isso.
Gabriel, se o dente tem tratamento, trate. Procure a faculdade como seu dentista recomendou. Extraí-lo vai criar outro problema: a necessidade de usar prótese.
Doutora, eu não sei mais o que pensar ou fazer. O meu terceiro dente depois do ciso do lado direito de baixo de minha boca está doendo demais. Eu tenho uma coroa nele que é antiga, mais ou menos uns 15 anos. Há uns anos atrás ele inflamou, bolas de pus se formaram nele, mas depois parou e não doía. Esta semana eu estou sentindo dores absurdas, não consigo nem dormir, estou tomando nimisulida, dipirona e amoxilina 500, e nenhum destes medicentos está tirando a dor nem aliviando. O pior de tudo, meu rosto não tá inchado, não tem bola de pus dentro, embaixo da coroa não tem dente, só uma massona prateada. Estou preocupada porque dói demais e não está inchado por fora, nem tem bola de pus. Não tenho condições financeiras e não aguento a dor o que eu faço? Estou preocupada.
Procure um dentista, Helen. Você tem uma infecção, certamente. É preciso identificar a causa (o canal desse dente, a própria gengiva, etc.) e tratar de acordo. Não é questão só de tomar remédios.
Dra! Bom dia!
Minha mãe estava com dor no dente, foi ao dentista e ele abriu o dente e iniciou o canal (ele disse que tinha nervos morto e vivo, pois ao mexer, ela sentiu dor e não pegava anestesia).
Após ida ao dentista a dor piorou, começou a sentir aquela pulsação. Aquela dor que não fica em pé, nem sentada. Perdeu a noite e ao amanhecer o rosto dela acordou muito inchado.
Hoje estamos no terceiro dia de luta e o rosto dela está mega inchado, bolhinhas dentro da boca e a dor não cessa.
Ela está tomando Azitromicina e Arcoxia.
Fomos em outro dentista para abrir o dente (pois o dentista dela deixou fechado com o remédio dentro). P/ dor, estava tomando Dipirona. Agora mudamos esse da dor e ela está tomando um pouco mais forte, Spidufen.
Agora o dente está aberto… O tal pus não sai, só cresce o rosto e o lábio.
Não sei mais o que fazer.
Nem ir ao dentista resolve, pois a anestesia não pega e assim não extrai e nem da p/ mexer.
O que faço dra?
Já estamos no terceiro dia tomando medicamentos corretamente e nada.
Já levei ela até no hospital, tomou Voltarem e Diclofenaco (injeção) e nada de melhora.
O nosso dentista pede p/ ter calma e pediu para que não abrisse o dente, mas a dor que ela estava sentindo, era impossível ter calma. Depois que abriu, a pulsação diminuiu. Mas a dor não para.
Me dá um help, doutora.
Bruna, sua mãe está na fase aguda de um abscesso. Infelizmente é algo muito dolorido e que só vai amenizar quando o pus drenar o ou organismo absorvê-lo. Isso tendo acontecido, é essencial proceder e finalizar o tratamento de canal, pra controlar a infecção e, consequentemente, a dor.
Bom Dia,
Não me lembro de nenhum nome de um anti-inflamatório que possa tomar, estou com dor e inflamação no rosto, fui a dentista esta semana, ela fez um procedimento, porém não consigo achá-la para solicitar o nome de um medicamento, por favor gostaria de uma sugestão. Tenho 55 anos.
Obrigado
Osmar, não posso sugerir nada sem conhecer o caso, examinar você, saber o motivo dessa inflamação. Qualquer coisa que eu diga será “chute”, talvez nem haja indicação de anti-inflamatório. Você precisa conversar com a sua dentista.
Tenho 08 anos e estou com muita dor de dente, posso tomar algum anti-inflamatorio?
Larissa, não adianta tomar remédio se você não sabe qual o motivo da dor. Peça pra um responsável levá-la ao dentista pra ver o que está acontecendo. Se for uma cárie, por exemplo, tomar anti-inflamatório não serve pra nada… o dentista tem que tirar a cárie e colocar uma “massinha” no dente.
Olá doutora, fiz canal no meu dente sábado, e após passar a anestesia sinto dores horríveis e o lado direito do meu rosto inchado e esta começando a dar uma bolha de pus na gengiva. O que pode ter ocorrido e qual medicamento devo tomar?
Laudemir, sua descrição é de um abscesso. Procure seu dentista pra confirmar – ou não – a infecção e tratar de acordo.
Bom dia, Dra!
Faz uns 15 dias que estou com dor em um dente, sensibilidade ao frio, e agora percebo que está escurecendo! Não tenho sensibilidade ao quente! Faço tratamento ortodontico e senti muita pressão na ultima manutenção fui na orto e ela tirou o fio, estou apenas com os braquetes… estou com medo de ser canal afff, minha preocupação é pela mudança de cor do dente! Estou fazendo uso de anti-inflamatório! Por favor só queria uma orientação ok? Att Débora
Débora, a mudança de coloração de um dente geralmente é sinal de problema de canal sim, infelizmente. Na próxima consulta, relate o problema ao seu dentista pra que ele faça um exame mais completo e alguns testes, pra verificar se realmente é problema de canal.
Boa tarde Dra.
Tenho um dente furado no segundo molar inferior, comecei a sentir dor tem no mínimo uma semana. Fui no dentista e vou ter que fazer canal. Porém a dor tá aumentando e meu canino e o primeiro pré molar, que se situam do mesmo lado do dente furado, também estão sensíveis e doem. Isso é normal? E nos dentes da frente junto com o canino a gengiva tá meio inchada. Isso pode causar gengivite por isso tá doendo, ou pode ser tudo pelo dente que está furado? Obrigada.
Pode ser tudo por causa do dente que precisa de tratamento de canal, Tatiana. Pode ser um abscesso, por exemplo. Sugiro que você faça o tratamento de canal assim que possível.
Boa tarde, sempre tive sensibilidade em dois dentes, um deles tem tratamento de canal, o outro somente foi restaurado, tive dores terríveis nos dois dentes ao mesmo tempo depois de passar o fio dental e sangrar, acho que acabei machucando a gengiva, um dentista me receitou anti-inflamatorio e a dor passou, inclusive não tive mais sensibilidade nos dois. Mas a dor voltou após um mês e meio e dai tomei anti-inflamatorio novamente, a dor passou e voltou após 4 dias. Sinto que a dor não é nos dentes, mas sim na gengiva. O que vc acha, doutora?
Estevão, considerando seu relato e que 1 dos dentes tem o canal tratado (portanto, não deve ter sensibilidade alguma), me parece que o problema é gengival, mesmo. Sugiro que você procure um dentista especialista em Periodontia (gengiva) pra avaliar.
Olá Doutora,
Tive um abscesso em cima de um dos últimos dentes maxilares. Um dia começou muito a doer. Resolvi fazer canal e nada, a dor persistia. Fiz a extração desse dente e também não adiantou, a dor continuou. Extrai então o último dente (foram dois com esse), e nada também, a dor continua até hoje. O dentista passou amoxilina e metronidazol, pois estou fazendo tratamento, mas também não adiantou. Fui ao Otorrino e o mesmo solicitou uma tomografia computadorizada dos seios da face. Deu inflamação. Ele alega que estou com sinusite e passou para mim tomar Tamiram 500 mg, uma vez por dia, durante 14 dias. Faz hoje 6 dias e a minha gengiva continua doendo, onde antes existia os dentes. Não sei mais o que fazer, está fazendo 4 meses que estou nesse sofrimento. Por favor, o que me aconselha, preciso urgente de um conselho. Qual procedimento devo realizar. Será que uma tomografia computadorizada na maxila poderá detectar meu problema? Será que devo procurar um profissional na área de DTM e Dor Orofacial? Meu dentista não está sabendo o que fazer, me parece.
Maycon, o que falta pra você é um diagnóstico preciso, não dá pra ficar extraindo dentes até que finalmente a dor se resolva. Sim, acho uma ótima ideia a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial, talvez o problema seja nevrálgico, por exemplo. Mas pode ser sinusite também, já que a dor se concentra no arco superior. Já foi feita uma tomografia, não sei se uma segunda ajudaria de alguma forma, talvez se ela contemple alguma área não visualizada… mas existem outros exames possíveis, como a ressonância magnética, por exemplo. A indicação de exames vai depender do que o especialista detectar.
Boa tarde doutora, estou com dor de dente ha 3 dias, mas aparentemente ele não tem nada, gostaria de saber se pode existir uma cárie interna? Eu estando grávida posso fazer um raio x?
Sim Tamara, um dente pode parecer normal por fora e ter uma cárie por dentro, isso é muito comum de acontecer entre 2 dentes, que é uma área de difícil visualização. Como você está grávida, não se recomenda tomadas radiográficas, embora o feixe de raios X passe longe do abdome em radiografias intra / extrabucais e, com o colete de chumbo, você e o bebê estariam protegidos. Então se for realmente necessário…
Boa tarde Doutora,
Comecei a desvitalização de um dente (que já tinha sido desvitalizado incorrectamente ha muitos ano atras), agora apesar da medica ter colocado o medicamento e selado com um penso com medicamento, estou cheia de dor. O antibiotico receitado foi em 3 doses que já terminei e apenas tenho o brufen para tomar, que não aguenta as 8 horas sem voltar a doer. A proxima consulta é so na segunda-feira.
Obrigada,
Fabiana, a dor pode ser justamente pelo fato do dente estar fechado com o curativo. Se o tratamento de canal ainda não foi concluído, pode haver uma “pressão interna” causada por certos gases que o metabolismo bacteriano libera. Por isso, sugiro que você procure sua dentista pra trocar o curativo, isso costuma aliviar a pressão e resolver – pelo menos momentaneamente – o problema.
Olá dra, estou com o lado direito do meu rosto inchado, no começo tinha dor, agora não tenho, notei que tem uma bola por dentro na bochecha, comecei por conta ontem a tomar amoxicilina, mas ao inves de melhorar parece que inchou mais ainda, aqui o dentista me foi agendado apenas pra daqui um mês, queria pelo menos saber com faço pra pelo menos desinchar meu rosto, e se for um abscesso queria saber como é feita a retirada do pus, pois tenho verdadeiro panico de dentista, desde ja agradeço.
Jaqueline, parece ser um abscesso, sim. Nem sempre é necessário drenar o pus, às vezes o próprio organismo absorve esse pus e ele “some”. Mas acho essencial procurar um dentista em caráter de urgência, não dá pra esperar um mês sem avaliação.
Olá Boa Tarde, fiz a primeira sessão de um canal, mas no outro dia o dente comecou a doer muito, até entao pensei que fosse o dente q
Tatiane, só chegou aqui metade da sua pergunta. 🙂
Doutora, meu dente quebrou, estou com um pouco de dor e so tem dentista na minha cidade daqui 1 semana, tem algum remedio que eu possa tomar?
Rafael, resolver o problema nenhum remédio vai, porque seu dente vai continuar quebrado, é essencial que o dentista intervenha. Mas considerando a situação, você pode tomar um analgésico, se precisar.
Doutora, há mais de um mês venho sofrendo com fortes dores nos dentes superiores do lado direito, já fui a dois dentistas e fiz radiografia panorâmica, mas nada foi detectado. Um do dentistas até removeu uma pequena cárie e fez uma placa pra eu usar, achando que pudesse ser problema na ATM, só que não consigo usá-la pois piora a dor. Já tomei diversos anti-inflamatórios e agora tô usando tramal pra tentar aliviar a dor… Ja fui tb a dois otorrinos, fiz tomografia dos seios da face e nada… a médica falou que a dor só pode ser do dente, talvez uma raiz fraturada. Será possível que tenha algum problema nos dentes que não tenha sido detectado na panorâmica? Ontem à noite tive febre… tô ficando desesperada… se a senhora puder me dar uma luz… desde já agradeço…
Tania, sim, pode ser que a radiografia panorâmica não seja capaz de mostrar o que está causando a dor. Sugiro uma tomografia, que é um exame muito mais completo e que, se houver alguma alteração – como uma fratura – certamente ela vai aparecer. Converse com o seu dentista.
Boa tarde… Dra., estou com o lado esquerdo do meu rosto inchado, e eu sinto como se tivesse algo dentro da bochecha, uma bola pequena dura, e o meu siso esta quase todo para fora, mas esta um parte coberta por gengiva… Estou com dor de ouvido, cabeca e não consigo abrir a bora pq DOI muito… Mas o que mais me preocupa é esse caroço dentro da minha bochecha… tenho febre baixa. O que eu faço? Agradeço desde já.
Dayane, procure um dentista pra avaliar. Parece que você está com uma pericoronarite, como explico aqui –> https://medodedentista.com.br/2011/11/gengiva-inflamada-por-causa-do-siso.html . Se for isso, o dentista precisará intervir e também vai prescrever a medicação adequada.
A inflamação como ocorre no dente? Doutora, me responda.
Janaina, depende. Geralmente, alguma coisa “agride” o “nervo” do dente e faz ele inflamar. Uma cárie, outro tipo de perda de tecido dentário, uma recessão gengival que expõe a raiz do dente, uma batida… varia. Essa inflamação, chamada pulpite, pode ser reversível ou não. Quando não é, é caso de tratamento de canal.
Estou com o lado esquerdo do rosto inchado e duro, sei que e o ultimo dente que esta metade p fora e a outra parte coberta com a gengiva meio mole por cima… O que faço?
Dayane, provavelmente você está com uma pericoronarite, que é a inflamação / infecção da gengiva que cobre um dente que está nascendo. Você precisa procurar um dentista pra avaliar e tratar de acordo.
BOA TARDE! DRA. ESTOU SOFRENDO MUITO COM DORES NOS PESCOÇO… Q N TEM ME DEIXADO DORMIR, NO LADO DIREITO DA MINHA BOCA NO ULTIMO DENTE TENHO NOTADO A GENGIVA INCHADA, E SINTO DORES E AS VEZES LATEJANDO, E O LADO DIREITO DO PESCOÇO ESTA MUITO DOLORIDO E OUVIDO TBM, PODE SER RELACIONADO AO DENTE?? ESTOU TOMANDO NIMESULIDA… O QUE PODE ESTA ACONTECENDO?
Parece que a dor tem origem nesse dente sim, Tereza… e ela está irradiando para locais próximos. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.
Boa tarde Dra., estou com um dente precisando fazer canal, mas ele está inflamado, comecei a tomar Ibuprofeno e dipirona para dor, porque com isso de carnaval só tenho consulta marcada para semana que vem, só que as vezes tenho uma dor muito forte, quase que insuportável, apesar de estar tomando esses remédios. O que eu poderia fazer para “segurar” até a data da consulta? E ibuprofeno é melhor que amoxilicina? Só queria que a dor diminuisse um pouco até a data da consulta porque foi o mais rápido que eu consegui. Obrigada desde já.
Compreendo o problema, Luana… mas via de regra é preciso que o dentista intervenha pra dor ser controlada. Remédios não costumam resolver nesses casos. Quisera eu dizer o nome de alguma medicação que “segurasse” a dor até o dia da consulta, mas sinceramente, isso não existe (pelo menos não algo que sirva pra qualquer caso). Ibuprofeno e amoxicilina são totalmente diferentes, um é anti-inflamatório / analgésico e o outro antibiótico, não são comparáveis.
Dra. boa noite, meu nome eh Sergio e sofro de cisto nasopalatino, é preciso ir ao dentista com certeza, só uma dúvida, dói muito e já tomei analgésico, mas nem aliviar a dor resolveu, será que o melhor eh um anti-inflamatório pra que pelo menos eu possa dormir tranquilo essa noite?
Desde já muito obrigado.
Sergio, até pode funcionar, mas não há garantia. Depende do que está causando a dor, porque esse tipo de cisto geralmente é assintomático. Você foi diagnosticado quando? O dentista não sugeriu a remoção do cisto?
OI DRA. ANA, BOM DIA, TENHO UM INCHAÇO NO LADO ESQUERDO DO ROSTO ONDE O MEU DENTE ESTA DOENDO MUITO. HOJE AQUI NAO ATENDE POR SER DIA FACULTATIVO. A DRA. PODERIA ME AJUDAR, ALGUMA COISA PRA EU TOMAR PARA ALIVAR O INCHAÇO E DOR, FAZ 2 DIAS QUE SOFRO.
Cristiane, provavelmente você tem um abscesso, e nesse caso é necessário um dentista intervir. Você pode até tomar um analgésico ao qual esteja habituada, mas isso não é garantia de que vai parar de doer, infelizmente.
Ola dra.,
Meu dente esta doendo demais, eu achei que era por causa do aparelho mas nao era. Quando eu bebo agua gelada alivia a dor, o que eu posso fazer para aliviar essa dor ate o consultorio dentario abrir para resolver esse meu caso?
Obrigado.
Antonio, se alivia com água gelada, continue usando-a. Você pode tomar uma analgésico ao qual esteja habituado, também, mas não há garantia que a dor suma. Suspeito, pelo alívio com água gelada, que o seu dente esteja com problema de canal… então é essencial procurar seu dentista assim que possível .
Bom dia Dra!
Eu fiz um tratamento de canal, a dentista depois do tratamento colocou uma massinha para tampar o buraco do canal. Depois de alguns dias, essa massinha se soltou e começou a doer esse dente. Como esta no carnaval agora, não atendem, e a dor esta aumentando. O que pode ser essa dor se já foi feito o canal nesse dente e, o que posso tomar para que eu possa suportar até semana que vem que é quando o consultório reabre? Obrigado.
Marcelo, se o canal foi concluído, acredito que a dor ao cair o curativo seja apenas coincidência. Às vezes o dente fica um pouco sensível durante alguns dias após o término do tratamento de canal, porque os tecidos em volta da raiz do dente ainda estão em processo de cura. Você pode tomar um analgésico ao qual esteja habituado, já deve resolver. E é essencial que você faça a restauração do dente o mais rápido possível, ok? Tanto pra não perder o tratamento de canal quanto pra que seu dente não continue frágil e com mais chances de fratura.
Olá, doutora! Estou fazendo um tratamento de canal. Minha dentista mexeu no local e no dia seguinte começou a doer muitooooo. Como é carnaval, o consultório está em recesso e só volta na próxima sexta.
Mas não estou aguentando de dor. O que posso fazer?
Obrigada!
Fernanda, quem dera eu pudesse resolver seu problema daqui de longe 🙁 . Não tem um serviço de Odontologia 24h ou pronto-socorro odontológico na sua cidade? Porque o ideal é trocar o curativo (ou, pelo menos, remover esse, nem que o dente dique aberto até que sua dentista possa atendê-la). Você pode tomar um analgésico a que esteja habituada, mas isso não é garantia de que a dor vai ceder.
Dor de dente.
Como posso ajudar, Cida?
Ola Dra., eu estava com dor de dente, ele é um dente bem feio, e eu tomei um remedio e a dor aliviou, mas onde fica o dente pelo lado de fora (bochecha) esta inchado… estou muito preocupada, o que deve ser?
Eduarda, se há inchaço na gengiva / bochecha, pode ser um abscesso, o que revela uma infecção. É preciso identificar a origem dessa infecção. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.
Boa tarde, alguns anos atrás houve um problema em minha gengiva que teve que drenar o pus, tomei amoxilina. Pois bem, hoje estou sentindo as mesmas dores de quando realizei este procedimento. Está uma dor incomoda. O dr. não arrancou nenhum dente, tirou raio x e falou que havia uma inflamação, mas não falou a causa dela. O que seria isso?
Alexandre, parece que você tem um abscesso, que pode ser o mesmo daquela vez ou um novo. De uma forma ou de outra, há uma infecção, e a causa pode ser tanto o periodonto (gengiva e osso em volta dos dentes) quanto o canal de algum dente. É preciso avaliar pra identificar a origem da infecção e tratar de acordo.
Doutora, estou com um dente furado e estou com uma dor constante e latente em meu dente. Estou impossibilitado de ir ao dentista no momento. Meu dente esta inflamado? Qual remedio posso tomar para amenizar?
Ronney, você parece ter uma pulpite, que é a inflamação do nervo do dente. Essa inflamação pode ser reversível ou não, e quanto antes você procurar um dentista, maior a chance de revertê-la… sem contar que qualquer remédio que você tome vai no máximo “mascarar” a dor, e não remover a origem dela. Você até pode tomar um analgésico, mas além de não garantir a ausência da dor, não ajuda na resolução do problema. No seu caso, é essencial procurar um dentista.
Olá Dra., me chamo Bruno e tem 03 dias que os meus sisos começaram a nascer e inflamaram, todos ao mesmo tempo. Fui no dentista, hospital, e me medicaram. A dor não passa. Realmente meu dentista só vai poder mexer ou remover os sisos quando essa dor parar?
Obrigado!
Idealmente sim, Bruno… porque se ele mexer, vai doer mais ainda. Se você está medicado, a dor deve ceder logo, e aí é hora de considerar a possibilidade de extração, se realmente houver indicação pra isso.
Tou com dente furado, esta doendo muito e tenho medo de ir ao dentista, o que eu faço?????
Uilma, gostaria de te dar uma solução que evitasse o dentista, mas não tem jeito: você vai ter que procurar ajuda profissional. Se o dente está cariado, é preciso remover a cárie e restaurar o dente. Sem isso, seu dente vai continuar doendo, mesmo tomando remédio. Compreendo o seu medo, mas tenha em mente que é uma questão de saúde.
Olá doutora !
Estou com um problema serio no meu dente, pois o caso dele é canal, a minha dentista já fez a limpeza do dente e principalmente já tirou os nervos, mas o curativo que esta nele está desgastando pelo fato de eu me alimentar, e com isso eu estou com uma dor horrível de não conseguir dormir, o que deve fazer ? Qual remédio posso tomar ? E posso banhar e bochecha o dente com alguma de sal ?
Ketely, creio que o desgaste do curativo não tem nada a ver com a sua dor. Entre em contato com a sua dentista pra ele prescrever um analgésico. Não vejo vantagem alguma em fazer bochecho com água e sal.
Boa tarde, essa semana fui ao meu dentista para tratar de um canal antigo, esse dente nunca me incomodou, mas esse ano resolvi tratar da minha saúde bucal. Bom, descobri que esse tal dente está complicado, vou ter que extrai-lo, tudo bem até, então o do lado também ficou complicado, vou retira-los e vou fazer implante. O que está me incomodado no momento é o inchaço da minha boca. Hoje a dentista deu um corte para sair a secreção, aliviou um pouco. Ela passou um antibiótico (Amoxilina 500 e 125 clavulato de potássio e nimesulida). O problema é que estou ficando enjoada e com um pouco de cefaléia. O que faço? Eu estava tomando cefalexina e ela mudou para o amoxilina.
Angela, entre em contato com seu dentista pra verificar a possibilidade de mudar a medicação novamente.
Boa noite Dra. Hoje fiz um tratamento de canal, quando meu dentista estava para finalizar o tratamento, ele colocou algum tipo de remédio que fez meu dente doer muito, uma dor surreal que nunca havia sentido na vida, a dor se estendia até minha orelha mais ou menos, já fiz tratamento de canal e não havia doido assim, então ele disse que estava saindo pus do dente e que não poderia finalizar o tratamento, ele fechou o dente e me passou nimesulida e amoxilina de oito em oito horas e tylex de quatro em quatro horas, a dor está até menor, mas meu rosto está inchando muito. Gostaria de saber: 1 – essa dor surreal durante o tratamento é normal? 2 – mesmo com pus, deveria o dente ser fechado? Não seria por isso que meu rosto está inchando?
Vinicius, me parece que você tem um abscesso, o que pode doer bastante e deixar o rosto bem inchado. Se o pus estava drenando pela coroa, o dente até poderia ser mantido aberto, embora não seja o ideal.
Meu dente ta quebrado no meio e está uma bolinha pequena e dói muito, o q eu posso fazer para passar a dor ??? Me ajuda, tá terrível!
Marya, procure um dentista! Você até pode tomar um analgésico, mas isso não vai remover a causa da dor, apenas adiar sua ida ao dentista. E seu dente vai doer de novo.
Boa tarde doutora, estou com muita dor de dente e esta muito inflamado, e um pouco inchado, posso tomar tetracilina com diclofenaco para aliviar a dor?
Sandra, pra quê tetraciclina? É compreensível que você tome um analgésico em caso de dor de dente, mas num caso assim não dá pra ficar em caso tomando qualquer remédio… é preciso procurar um dentista pra avaliar e tratar de acordo.
Por favor me da uma luz! Faz muito tempo, uns 15 anos, que fiz canal, era pra ser em três mas começou a doer, fui ao dentista fiz avaliação ele me disse o seguinte: 2 extrai e o outro é canal, só que me DOI muito os três, anteontem acabei quebrando em casa um deles, tirei o que o dentista pôs na época, aliviou um pouco, já fui só essa semana em 3 dentistas, me falam a mesma coisa, me receitaram amoxicilina e ibuprofeno, só que tem discordância entre eles, pois alguns disseram pra eu parar com o ibuprofeno, só que um outro me disse pra intercalar, então comprei o spidufen, muito bom só que dura as 4 horas, só aumentaram a MG da amoxicilina, agora é de 875, só que a dor não passa, parece que os dentes estão latejando, é horrível o dia todo, emagreci 10 kg já porque tenho muita dor quando me alimento, e pra ajudar outro dentista que fui fez limpeza e mexeu muito nos dentes que DOEM, e ai piorou a dor, não sei o que fazer, já tiraram RX e viram, parece que não querem resolver o problema porque mexem só nos que não doi, e pelo RX a inflamação é pouca, não precisaria de medicação forte, já faz duas semanas que DOI o dia todo, esses tempos fui dormir 3 horas depois acordei com muita dor e não consegui dormir, mas to quase arrancando em casa de desespero, por favor me ajude, se é normal uma dor passar de 2 semanas sem aliviar e com medicamento forte, agradeço desde já a atenção e aguardo retorno!!!
Fabiano, se você tem 2 dentes com indicação de extração e 1 de tratamento de canal, é preciso fazer as extrações e o tratamento de canal! Remédio nenhum vai resolver o seu problema, em Odontologia remédio é coadjuvante… o dentista precisa intervir. Não importa o quão “forte” seja o remédio, se você não eliminar a ORIGEM da dor, ela volta. Quanto à medicação, não vejo nenhuma discordância entre os dentistas (aliás, por que procurar vários?), não existe um protocolo rígido quanto a isso, cada profissional pode prescrever um nome diferente de remédio dentro do mesmo tipo.
Sério: procure logo um dentista pra RESOLVER o problema.
Boa noite, doutora.
Estou com dor de dente, pois ele se encontra quebrado, fui ao dentista, ele disse que existe uma bolsa de pus. Estou tomando amoxilina, nimesulida e dipirona (indicação médica), mas a dor está insuportável, não passa, e o meu dentista disse só poder extrair quando desinflamar. O que eu faço pra essa dor passar???
Michelle, você já está medicada de acordo. Talvez seja necessário, apenas, trocar o analgésico, já que parece que a dipirona não está “dando conta”. Converse com o seu dentista.
Olá doutora. Bom, primeiro quero agradecer pela sua iniciativa de tirar dúvidas, parabéns. Bom, o meu caso é que estou com uma raiz residual devido a cárie, comecei a fazer o tratamento com o dentista mas ele sempre marcava pra extrair e sempre adiava, acabou que ele mudou de consultório e eu não resolvi o problema, só que agora estou com muita dor e tá inchado onde está a raiz, estou tomando nimesulida 100 mg, o que devo fazer? Obrigada.
Nayara, se é caso pra extração, a solução é extrair esse dente o mais rápido possível pra que você elimine esse foco de infecção no seu organismo. Procure outro dentista que possa dar prosseguimento ao tratamento.
Eu to com dor nos meus últimos dentes, e a pelinha parece que esta meio solta, e tah doendo uns 2 dias e começou do nada, e DOI demais, não estou conseguindo nem comer, a gengiva é super sensível.
Procure um dentista pra avaliar. Pode ser pericoronarite, falo sobre isso aqui –> https://medodedentista.com.br/2011/11/gengiva-inflamada-por-causa-do-siso.html
Doutora, ainda bem que achei sua pagina, pois não tenho condições de ir na minha dentista, pois ela so atende em dias uteis. Eu fui ao consultório dela na quarta feira, fazer avaliação, pois estava com muita dor no terceiro molar. Ela me disse que eu precisava fazer a extração dele, mas para isso precisava de uma radiografia paronamica dos dentes, pois me interessei de fazer a extração dos outros molares, pois na minha boca não há mais espaço para eles nascerem e iria causar problemas futuros. Minha boca do lado esquerdo onde fica o dente esta muito inchada e causando muita dor, por conta do inchaço nao consigo abrir a boca direito, no máximo pra colocar uma colher na boca. Ela me receitou amoxilina 500mg e piroxican 20mg para desinchar um pouco e conseguir fazer a radiografia, para a extração. Só que logo após a consulta minha boca inchou mais e meu dente doendo ainda mais. Continuei tomando os remédios nos horários indicados e até agora o inchaço não diminuiu, a dor nunca para, porem e bem menor. Estou muito preocupado porque ta doendo até no ouvido, e não consigo comer direito. Faço escovação sempre após qualquer alimentação, e faço enxague com periogard 3 vezes ao dia. Sinto com a língua que a gengiva ta subindo. Me ajude, me responda por favor, pois só vou consultar novamente segunda, e estou com medo de piorar até lá. Devo procurar um clinico geral para tratar a inflamação? Posso trocar piroxican por tandene? Ficarei muito grato doutora, Deus lhe abençoe.
Leonam, tanto o Piroxicam quanto o Tandene são anti-inflamatórios, não sei se faria muita diferença a troca. E você já está tomando antibiótico, também… então acho que não há muito o que fazer além de aguardar a resposta do seu organismo à medicação.
Meu siso saiu, só agora um pouco mais de um ano, no ano passado inflamou mas eu não quis tirar por conta de medo de sofrer hemorragia no dente e agora em 2015 ele inflamou novamente, tenho que tira-lo mas tenho muito medo.
Michelle, quem disse que você tem que extrair esse dente? Seu dentista? Se sim, e se sua saúde estiver ok, não há razão alguma pra pensar em hemorragia… isso é altamente improvável. Vá tranquila, vai ser bom se livrar dessas inflamações recorrentes. 😉
Dra. Boa tarde.
Estou com fortes dores no 1 pré-molar, pré-molar e molar superior direito… ontem meu dentista abriu o canal do 1 pré-molar, já estava necrosado praticamente, executou a limpeza do canal e colocou curativo. Hoje continuo com a mesma dor, não houve melhora, estou tomando BI-Profenid, porém ele somente diminui a dor… não para.
Primeiro gostaria de saber sé é normal continuar com a dor, mesmo após a limpeza do canal ?
Segundo: Desde o inicio tenho sentido o reflexo da dor no molar inferior o qual já possui canal feito a mais de 3 anos, gostaria de saber se isso também é normal?
Obrigado.
Eduardo, sim, enquanto o canal não estiver com o tratamento concluído, pode haver dor. E o problema no canal de um dente pode irradiar a dor pra dentes próximos, inclusive o antagonista (o dente correspondente no arco oposto). Então, o que você relata pode acontecer.
Boa tarde Doutora Ana,
Não conhecia o seu blog, acessei por acaso, procurando algo que pudesse aliviar minha dor de dente. Está de parabéns pela sua dedicação em ajudar quem precisa e por ser tão atenciosa.
O meu caso é o seguinte:
Estou viajando a trabalho em um lugar longe de tudo e de todos e pro meu azar estou com uma dor de dente terrível que começou faz 3 dias.
A principio achei que fosse um dente que fiz canal há 5 anos atrás, pois lembro que este dente deu muito trabalho pra dentista pois ele doía mesmo depois do tratamento de canal e ela teve que reabrir várias vezes e lembro que ele ficou sensível por muito tempo. Mas agora vi que é o dente do lado e este dente está visivelmente perfeito, sem cárie nenhuma. Mas a dor veio aumentando e nada fazia cessar. Tomei dipirona e não fez efeito algum. Daí resolvi tomar Ponstan (ácido mefenâmico), foi o que me salvou, porém ele faz efeito por 4 horas, depois a dor volta com força total. Também estou usando um remédio que comprei por conta própria (cloridrato de benzamina) e estou fazendo bochechos, mas não vi melhora na dor e notei que depois de usá-lo a gengiva ficou levemente roxa e inchada ao redor do dente. Só o Ponstan alivia. O problema é que só posso tomar de 8 em 8 horas, então fico sofrendo até chegar a hora de tomar o remédio. Só volto pra casa no fim de semana e já marquei dentista, mas até lá será que a senhora teria algo pra indicar pra aliviar a dor? Acordo no meio da noite com o dente latejando. E o que pode ser, será canal? Mas o dente tá perfeito. Por favor, me ajude.
Obrigada, Rosângela. 🙂
Pode ser canal sim, mesmo que o dente esteja visualmente perfeito. O organismo tem dessas coisas, às vezes um dente aparentemente hígido acaba com a polpa necrosada, e aí não tem jeito…. Mas o problema pode ser o dente com canal tratado sim, às vezes a sensação é que a dor é no do lado ou no correspondente no arco oposto. Se o Ponstan resolve por 4 horas, visto a impossibilidade de ir a um dentista, sugiro que você continue. E procure dormir com a cabeça um pouco mais alta, a dor aumenta por causa do aumento do fluxo sanguíneo quando você se deita, o que exacerba os sintomas inflamatórios.
Olá doutora, boa tarde !
Estou com um dúvida, doutora. Comecei a fazer o tratamento de canal , tudo bem . Fui na primeira sessão e o doutor começou a fazer a limpeza no dente , como não paguei o valor todo, ele fez apenas uma parte do serviço . Ele fez um curativo e receitou amoxicilina e ibuprofeno para eu tomar, só que não tomei . Já faz 1 semana que fui ao dentista e irei voltar quarta feira que vem . Só que nesse tempo meu dente voltou a doer muito e passei a tomar os remédios . Gostaria de saber com quanto tempo que começa a fazer o efeito dos remédios e quando a dor começa a parar ? Ah e Doutora, eu também trabalho perto de forno com alta temperatura , isso influencia na dor ?
OBRIGADO DOUTORA
Lucas, dor durante o tratamento de canal não é incomum, ela só vai embora com a conclusão do tratamento. Nem sempre dá pra tratar o canal em sessão única, então não acho que seu dentista não tenha concluído o tratamento por falta de pagamento (ele disse que foi por isso?). Sim, tome a medicação como prescrito, não é opcional ou se sentir dor. O calor pode piorar os sintomas inflamatórios, então pode ter a ver com a sua dor, sim.
Olá doutora, meu nome é Eliane. Gostaria muito da ajuda da senhora. Quando era pequena ia ao dentista normal, até sozinha não tinha medo.
Devido tomar muito antibiótico quando pequena meus dentes ficaram fracos, e acabei perdendo alguns, quando completei 10 anos senti uma dor de dente terrível e minha mãe me levou até o posto de saúde, chegando lá como era de costume eu entrar sozinha no consultório, minha mãe foi passar em outro médico, e entrei tranquila.
Quando entrei ele me disse pra eu sentar na cadeira e relaxar, que nao ia doer nada! Ele mandou eu abrir a boca, mas eu nao conseguia devido ao inchaço, foi quando ele me disse que confiasse nele e que aquela dor iria sair. E eu confiei, ele chamou 2 assistentes, elas me seguraram na cadeira ele abriu minha boca, e aplicou a anestesia várias vezez mas nenhuma pegou por causa da inflamação, foi então que ele arrancou a força, quando sai daquela sala, a sensação foi horrível, não tive coragem de contar pra minha mãe, e hoje já com 44 anos me lembro dessa cena nitidamente, quando preciso ir no dentista ao menos levar alguém fico tremula, e chegando lá a sensação que tenho e que qualquer momento vão me agarrar a força, gostaria muito de vencer esse trauma, só pra sra ter uma ideia, ao escrever agora já me encontro tremula, me ajude por favor, não aguento mais carregar isso.
Eliane, sua história é parecida com a de muitas pessoas que acessam o blog… não se sinta a única. O que eu posso dizer pra ajudar você é que hoje você é adulta e ninguém pode obrigá-la a se submeter a um tratamento sem a sua permissão. Ninguém pode amarrá-la, contê-la, etc.. Claro que eu sei que você entende isso, mas seu corpo todo age como se não entendesse, e o nome disso é fobia. Você já buscou auxílio psicológico? Seria muito proveitoso no seu caso o acompanhamento de psicoterapeuta, pra que você entenda o problema e como enfrentá-lo.
Oi doutora, tudo bem ? Toda vez que como algo meus dentes superiores e inferiores doem muito e não consigo aliviar com nada… o de baixo tem um que ta com uma pontinha quebrada, já marquei um canal, mas e os de cima o que pode ser ?? Cárie dá muita dor também ??
Grata se puder me orientar…
Beatriz, o problema (cárie, por exemplo) até pode ser em um único dente que irradia a dor para os outros, mas pode ser, também, que seja algo de origem num nervo (nevralgia) ou apenas sensibilidade dentinária. Procure um dentista pra verificar o que está acontecendo e tratar de acordo.
Doutora Ana, estou com muita dor e o dentista so trabalha quinta e sexta. Ele trocou a obturação dia 10 de dezembro por outra nova que a outra era muita antiga… e tambem tapou um buraco que tinha entre a gengiva e o dente, hoje um mes depois o dente começou a doer muito, estou botando gelo mas não esta adiantando, não sei o que fazer pois é sabado à noite… e so vou poder ir nele sexta que vem, muito tempo, me ajude…
Maria, o ideal é procurar um dentista imediatamente. Se não há essa possibilidade você pode tomar um analgésico a que esteja habituada, porém não há garantia de que a dor vá ser controlada dessa forma. É preciso determinar a causa da dor pra eliminá-la.
Dra. sinto dores nos dentes de baixo e cada dia parece que é um. Tenho retração gengival em quase todos os dentes de baixo. Tem restaurações neles mas estão caindo. Qual a sua recomendação? Ouvi falar de enxerto gengival. A dentista falou que era por causa da mordida. Mas vejo muitos com dentes tortos e não tem retração. Sempre faço limpeza e dizem que pode ser tártaro. Gengivite não tenho. Os meus caninos de baixo foram os que mais retraíram. O que posso fazer para não retrair mais e parar esse processo?
Wagner, a causa pode ser o mau posicionamento dentário, mesmo. O fato dos dentes “baterem” errados uns nos outros cria um trauma oclusal, que pode levar à recessão gengival. Algumas pessoas têm, outras não têm. Pra parar a recessão, é necessário remover a causa dela. Enxerto gengival é uma possibilidade de tratamento, sim… consulte um dentista especialista em gengiva (periodontista). Para a sensibilidade dentária, sugiro o uso de um creme dental para dentes sensíveis e, além disso, há a possibilidade de aplicação de um dessensibilizante pelo seu dentista.
Boa noite, Ana Tokus.
A minha história é a seguinte doutora: iniciei um canal no pré molar há 1 mês e meio e neste tempo todo sinto dores e o meu dentista não o fechou por esse motivo, relatando que está havendo secreções. Fiquei sem sentir dores num período de 10 dias, então ele colocou curativo e no dia seguinte estava sentindo uma dor insuportável e fui nele. Ele tirou o curativo e pediu pra eu lavar o dente com água e sal de uma em uma hora, e nada de medicamento. Porém estou sentindo dores agora e só irei nele amanhã pra pedir algum medicamento para que eu possa extraí-lo o mais rápido possível. Você me indicaria alguma coisa para que eu pudesse ao menos dormir em paz, ou até estar em condições para uma extração amanhã?
Pitter, já é de manhã, acabei de ver seu comentário. Espero que você tenha conseguido dormir. Minha sugestão é NÃO EXTRAIR seu dente. Eu sei que, em meio à dor, é natural pensar nisso, mas considere que você resolve um problema imediato e cria outro pra sempre: a necessidade de prótese, e não só por estética, mas por uma questão funcional.
Boa tarde, doutora!
Meu marido vai marcar uma cirurgia para março deste ano para a remoção dos dentes queiro, pois estão nascendo deitados e desestruturando toda a arcada dentária inferior dele, porém ele tem sofrido muito com dores, a gengiva dele está inchada e cortada a medida que o queiro vai saindo. Teria algum remédio bom para que ele possa tomar p diminuir essa dor e esse a gengiva dele desinche? A dentista dele passou tetraciclina e nimesulida, porem nao tem feito efeito. Você pode nos ajudar?
Marcela, ele está tomando um anti-inflamatório e um antibiótico. Embora o anti-inflamatório aja sobre a dor, não é especificamente um analgésico. Eu não tenho como sugerir um remédio porque não tive oportunidade de examinar o seu marido e não conheço sua saúde geral nem as exigências do caso, mas diga a ele pra entrar e contato com a dentista pra ela prescrever um analgésico – que é um remédio específico para o controle da dor – adequado pra ele.
Boa noite doutora,
Em outubro fui na minha dentista fazer uma avaliação de rotina.
Eu tinha cáries e ela tratou.
Uma semana depois comecei a sentir muita dor do lado esquerdo em cima.
Ela não conseguiu encontrar o motivo da dor. Fui em outra dentista e fiz uma panorâmica, tinha dois sisos inclusos e um semi-incluso, extrai o semi-incluso e o incluso do lado esquerdo.
Hoje quase três semanas da extração, ainda sinto muita dor, tomo dipirona e meia hora passa, mas a dor é constante.
E ninguém sabe o porquê.
Me ajude.
Nájila, é preciso avaliar você com mais critério pra determinar, primeiramente, se a causa da dor é dentária… pode ser que não seja. Pode ser uma nevralgia, por exemplo. Se tomando anti-inflamatório ela é controlada, pode ser apenas a dor pós-operatória, que é esperada nessa fase. Enfim… é preciso que a cirurgia cicatrize bem pra só então avaliar os seus sintomas e determinar a causa das dores. Talvez elas simplesmente desapareçam. Torçamos pra isso.
… nao obtenho resposta porque o site é sobre como se deve ir sempre ao dentista e nao para dar respostas a quem está mesmo a precisar nao é? Sim eu sei que poderá haver alguem que com o desespero se meta a tomar antibiotico e seja alergico a penincilina e sei que ao mencionar o tramadol poderá haver alguem que o va tomar indiscriminadamente… mesmo assim… a meu “texto” por ser completo demais nao obtem resposta pois este site nao é para ajudar quem ta mesmo a precisar mas sim para dizer: nao ha nada que possas fazer, so o dentista te pode ajudar! – vai mas é tomar acido acetilsalicilico e se nao resultar o dentista é que resolve! Nao gostei de nao ter resposta so porque meu texto foi sucinto e explicativo dos medicamentos o que fazem e em que circuntancias! Isso é hipocrisia e cinismo.
PS – este site serve nao para ajudar mas para dizer “o dentista é que resolve”. EM TROCA DE UMA BOA NOTA!!!
… pois uma coisa pelo menos disse que os dentistas nao querem que se saiba: o dentista é que da ordem de tomar antibiotico!!! PK?? … porque o sistema de saude nao cobre despesas de dentista… pelo que a consulta que se vai que serve para ele dizer “vai pra casa tomar antibiotico, quando o antibiotico acabar voltas cá para eu te tirar o dente porque antes disso podes ter uma septicemia se tiveres azar”…
… MAS… a consulta em que se vai que ele so receita antibiotico é cobrada tambem, so porque o sr dentista nos passou uma receita para levantar um medicamento que so com prescrição!!
OU SEJA… se quisessem neste site ajudar teriam “apagado” as mençoes a medicamentos e respondiam! Mas nao… porque ainda alguem pode decidir tomar antibiotico sabendo que vai tirar um dente e podera ser cobrada so uma consulta nao duas.
Pois bem, continuando:
Compreendo que a dor pode deixar as pessoas fora da razão e levá-las a dizer o que não querem. Porém, aqui, não me parece que seja o caso. Já no primeiro comentário, quando você achou que eu responderia rapidamente, ficou clara sua postura. Você não perguntou NADA, apenas disse o que iria fazer. Se você já “sabe” o que fazer, por que precisa da minha ajuda? Por que precisa da ajuda de QUALQUER dentista?
Então você, contrariado por ter que aguardar – e gostaria de ressaltar que acabei de “pular” cerca de 20 leitores com dúvidas legítimas para responder este segundo comentário seu – começou a me ofender. Miguel, está bem claro que você SABE TUDO. Repito: não entendo por qual motivo você precisa da minha aprovação… faça como achar melhor. Entenda, eu não sou sua dentista. E ainda bem, diga-se de passagem, pois você não respeita os profissionais de Medicina Dentária (Odontologia, no Brasil) de forma geral, e a mim de forma específica. Você me acusa de só “funcionar” mediante dinheiro, porém, pergunto: em que momento você foi cobrado, aqui? Aponte, por favor, algum outro leitor que tenha pago pelas minhas orientações. Em que lugar neste blog está o endereço do meu consultório? Respondo: em lugar nenhum. Embora eu pudesse colocá-lo aqui, eu não o faço por uma razão simples: a ideia é ajudar, ORIENTAR, e não “fazer consulta” ou angariar pacientes.
Engraçado é que você reconhece que uma medicação ou procedimento clínico mal indicados podem causar danos seriíssimos à saúde das pessoas mas, ao mesmo tempo, acha um absurdo que um profissional de saúde seja cauteloso nesses quesitos. Engraçado é que você acusa os dentistas de cobrarem consulta como se isso fosse um crime, mas certamente não trabalha de graça. Ou trabalha? Engraçado que você “enxerga” minha “má intenção” em manter este blog que me toma um tempo enorme – respondo cerca de 35 perguntas por dia, o que leva no mínimo 3 horas de trabalho -, mas ao mesmo tempo implora pela minha opinião.
Pensando bem, não é engraçado, não. É triste.
Enfim, reitero: não sou sua dentista e, parece, você não precisa de mim. Então faça como achar melhor. Boa sorte.
(não sei se você pretende comentar novamente aqui, mas já adianto que, se o fizer, independente do teor, não irei publicar… aliás, não irei ler. Já gastei tempo demais com isso e, quando alguém vem na nossa casa e nos destrata, nós não abrimos mais a porta pra essa pessoa. Meu blog é minha casa, e a porta já está trancada pra você. Novamente: boa sorte).
Dente do ciso completamente partido ao nivel da gengiva (provavelmente resultado de caries e afins que enfraqueceram o mesmo) – raíz ainda presente DAI AS DORES HORRIVEIS:
Sendo da minha conta e risco o tomar medicamentos e vou expor o que vou fazer VISTO que a consulta de dentista esta marcada para quarta-feira 31/12/2014):
VOU TOMAR:
Anti-Inflamatório – [NOME DO REMÉDIO]: pois é inevitável que nesta situação não haja inflamaçao e de certeza que parte da dor é derivada deste mecanismo de defesa/”arranjo” do corpo humano – sendo que neste caso está a passar os limites como qualquer inflamação prolongada.
Analgesico – [NOME DO REMÉDIO]: sendo um analgesico nao narcotico (e de qualquer maneira experimentei outro analgesico que apesar de nao ser narcotico por si só estimula os receptores dos opiaceos e não, não efectua tao bom resultado como este analgesico que vou tomar (tou a tomar) – já reparei que em termos de dores de dentes os analgesicos que podem ser muito bons para uma coisa nao servem para esta pelo que se conhecer outro analgesico melhor agradecia que me informasse apesar de nao ser bem o que um profissional de saude faz, pois aconselha sim a ir ao dentista mas eu so la vou diz 31 e tou-me a “passar” que ja desmaiei varias vezes ontem por causa da dor que nao esta a controlar tao bem assim a dor – em vez de eu googlar que ha tanta asneira escrita na internet prefiro que a pessoa de plantao me informe se [NOME DO REMÉDIO] nao for o melhor que há – de notar que cá em Portugal tem o nome comercial [NOME COMERCIAL]
Antibiotico – [NOME DO REMÉDIO]: é inevitavel (quase) que haja sim já uma infecção no estado que o dente está, sei perfeitamente que pontualmente nao me aliviará a dor MAS vou toma-lo por um simples motivo – ao chegar ao consultorio do dentista na quarta feira que vem o proprio dentista (se fosse eu q nao sou simplesmente tenho conhecimentos de cultura geral) o dentista por nao ter a certeza VAI-SE RECUSAR a retirar este dente pois nao quererá correr o risco de ao faze-lo no pior dos casos eu ficar susceptivel a uma septicemia – ou seja – o dentista vai-me mandar pra casa tomar antibiotico e dirá para eu voltar quando o tiver acabado de tomar pelo que nao aguento uma semana mais disto vou tomar o antibiotico agora e chego la informo.
Miguel, você leu a política de comentários deste blog? –> https://medodedentista.com.br/politica-de-comentarios
Lá tem algumas informações importantes, como por exemplo: me comprometo a responder TODAS as perguntas, porém peço um prazo de até 72 horas. Geralmente respondo antes que isso, mas nunca assumi o compromisso de responder prontamente, pois não tenho como. Este é um trabalho voluntário realizado nos intervalos das minhas atividades, sejam profissionais ou pessoais (sim, dentistas também têm filhos – eu tenho 2 -, família, etc.). Seu primeiro comentário chegou até mim no dia 27/12 às 17:06h (hora do Brasil), e seu segundo comentário – que responderei especificamente em seguida – entrou no blog às 28/12 às 12:36h). Portanto, o comentário e a “reclamação” por eu não ter respondido tiveram intervalo apenas de cerca de 19 horas.
Por uma questão de responsabilidade com os meus leitores, eu não ia nem publicar seu comentário, mas depois que vi que havia um segundo comentário menos “ameno”, decidi publicar ambos – sem qualquer obrigatoriedade, ressalto – pra que não fosse acusada de censura ou algo assim. Porém, editei o primeiro comentário – este que estou respondendo – e suprimi o nome das medicações, porque você pode propalar aos ventos o nome de qualquer remédio que ache conveniente pra você, mas eu não. A publicação sem edição do seu texto poderia soar como uma anuência minha a ele, e certamente isso não ocorre.
Fiz um tratamento de canal ha mais ou menos 4 anos e o meu dente escureceu, só que ha 2 meses retratei para clarear, só que hoje começou a doer, o que pode ser?
Claudia, difícil dizer sem examinar você. Pode ser uma infecção resistente, uma pericementite – a inflamação dos tecidos em volta da raiz do dente – ou outro motivo. Procure seu dentista pra reavaliar.
Amoxilina é bom para a dor de dente quebrado ??? Obrigado.
Thiago, embora a amoxicilina possa agir de forma indireta nesse sentido, ela não é “boa pra dor”, já que é um antibiótico, e não um analgésico. O bom MESMO é procurar um dentista pra verificar a causa da dor e tratar de acordo.
Oi Ana, queria muito saber o que faço quando nao posso ir ao médico para amenizar a dor do dente. A gengiva esta muito inchada e latejando muito.
Obrigada !
Micarla, não pode por que? É uma situação complicada, porque não sabemos qual o motivo da sua dor…
Extrai o dente do siso, mas os pontos inflamaram, devo comprar o Spidufen 600, ele é anti-inflamatório?
Alexandre, não, você deve entrar em contato com o seu dentista pra que ele prescreva a medicação adequada.
Boa noite…
Acabei de arrancar o dente nº 46.
A anestesia está passando o efeito.
E comecei a sentir a minha gengiva latejar.
Qual seria o remédio a tomar em um caso desse?
Tenho em casa Voltarem e Novalgina.
Obrigado.
Leo, o remédio que seu dentista prescrever. Se ele não prescreveu um analgésico, entre em contato com ele.
Bom dia Dra.
Fiz canal há mais ou menos 4 anos, e hoje o dente do canal quebrou, sei que ainda tem uma raiz. O que devo fazer ? Restaura-lo ou extrai-lo, pois já a terceira fez que tenho problema com este dente.
Grata
Depende da extensão da fratura, Cristiane. Se a fratura inviabilizou a possibilidade de se manter o dente, é caso para extração. Se não, costuma ser melhor manter o dente e fazer pino + coroa, por exemplo. Procure um dentista pra avaliar, ele vai lhe explicar as possibilidades no seu caso em específico.
Bom dia !!!
DOUTORA, eu quebrei meu dente em um jogo de futebol ha muito tempo, so agora ele começou a doer, dentro do dente esta branco, mas a dor e insuportavel,
o que poderia estar ocasionando essa dor?
OBRIGADO.
Fabio, pode ser problema de canal, com causa provavelmente no trauma. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.
Olá!
Fiz a extração de 2 sisos inclusos do lado direito no dia 02/12, sendo que o inferior estava deitado. Desde o dia 13 sinto muita dor no ouvido e dor nos 3 últimos dentes inferiores. A dor passa quando tomo ibuprofeno 600mg, mas já faz tempo que extrai os dentes, fico com medo de tomar tanto remédio, essa dor é normal? Já retirei os pontos e está bem fechado, sem inchaço. O que pode estar causando essa dor?
Obrigada.
Thais, se a dor é controlável com medicação, é porque deve ser a dor do pós-operatório. De qualquer forma, não hesite em entrar em contato com o seu dentista se achar necessária uma reavaliação.
Olá Doutora, faz algum tempo que um dente meu quebrou todo, ficando apenas uns pequenos cacos, nesse periodo isso não doeu nada, porém de uns dias pra cá esse dente está doendo muito, uma dor quase que incontrolavel, só melhora quando vou no pronto socorro tomar alguma injeção! Minha duvida é, qual procedimento usado pelos dentes nesses casos? Já que o dentes está só em cacos… E se há algum perigo?
Pedro, se pelo menos a raiz do se dente estiver viável, é possível tratar o canal, colocar pino e coroa. Se não, só extraindo Procure um dentista pra avaliar.
Boa tarde, Dra. Ana!
Estou com dor no dente inferior da frente desde que acordei, porem tenho vestibular nos proximos 3 dias. Não sei como vou aguentar fazer a prova com essa dor e não terei como ir no dentista. Enfim, nesse dente tem como se fosse uma pedrinha branca, que minha mãe diz que pode ser tártaro. Mas tartaro ocasiona dor? E numa emergência dessa é uma boa tomar analgésico? Desde já obrigada.
Thais, não, tártaro não causa dor, a não ser que haja tártaro subgengival causando um problema periodontal (na gengiva). Sim, numa situação de urgência é compreensível que você tome um analgésico, mas tenha em mente que isso não é garantia de controle da dor, já que a causa – seja qual for – não foi removida.
Oi, Ana! Fiz minha extração de molar superior há uma semana e hoje regressei para fazer a remoção dos pontos. Durante meu pós-operatório não senti qualquer sinal de dor ou desconforto, tudo transcorreu tranquilamente.
Hoje, enquanto retirava a sutura, o médico falou que o local estava só um pouquinho inflamado (e falou “pouquinho” da maneira mais diminutiva possível) e aplicou uma solução bem ácida, parecida com iodo. Depois ele recomendou que eu voltasse alguns dias depois para fazer sessões de laserterapia (duas, para ser mais específico), que segundo o que entendi de linhas gerais, acelera o processo de cicatrização.
É aí que começa meu dilema: não sei se vejo essas sessões como algo indispensável. Longe de suspeitar da idoneidade do meu dentista, sei que ele possui meu bem-estar em mente antes de fazer qualquer recomendação, mas é que já gastei tanto com procedimentos dentários nos últimos dias que só gostaria de aplicar o laser se o considerasse imprescindível para minha recuperação. E, sinceramente, não acho que seja.
Não peço aqui que você contrarie um colega de profissão, de maneira alguma, mas gostaria de ouvir sua opinião sincera sobre a situação.
E aí, o que vc me diria?
Obrigado pela atenção de sempre!
Felipe, a laserterapia ajudaria, sem dúvida. Mas não, não é imprescindível.
Bom dia
Existe medicação pré-operatória?
Passei no dentista ontem, mas estava sem o raio x. Então, tive que remarcar a cirurgia da extração do último dente, ou seja, o siso.
Mas ele me receitou esses: 4 cartelas de Cefalexina, 2 de dipirona e outra que ainda não encontrei (não consigo entender a letra do médico).
Eu simplesmente não prestei atenção no que ele disse e fiquei com essa dúvida, se tomo antes ou depois. Eu não tenho nenhuma doença e nem uso medicamento, entretanto disse a ele que tenho sensibilidade por conta desse dente.
Esses remédios devem ser tomados juntos? Porque na receita há o número de horas e dias a serem tomados.
Pode parecer bobas as perguntas, mas é melhor tirar essas minhas dúvidas antes de fazer alguma besteira.
Desde já muito obrigada.
Aguardo resposta.
Cristiane, sua pergunta não e boba não, faz muito sentido. 🙂
Sim, existe medicação pré-operatória. Geralmente o dentista prescreve medicamentos profiláticos quando detecta alguma razão pra isso no exame clínico e/ou na anamnese (nas perguntas que faz sobre a saúde geral do paciente). No seu caso, já que ele prescreveu antes da cirurgia, pode ser que seja a intenção dele… mas não posso dar certeza a você, já que não tenho todas as informações necessárias. Alem disso, a cirurgia foi remarcada, né?! Enfim: entre em contato com ele pra confirmar – ou não – a necessidade de começar já com a medicação. Geralmente os remédios são tomados juntos.
Ola, muito bom dia, estou gravida de 31 semanas e estou morrendo de dor de dente, já consultei um dentista que me disse que não podia fazer nada pk estou no ultimo trimestre de gravidez, o dente partiu e esta com uma inflamação, na segunda feira dirigi-me ao hospital, no qual fiz paracetamol e soro na veia e me foi receitado clamoxyl, mas ate hoje nada fez, a dor persiste em ca estar, ha alguma coisa que possa fazer? Me ajudem, ou algum remedio caseiro, obrigada.
Patricia, o que seu obstetra diz? Ele desaconselha o atendimento odontológico? Porque se é uma situação de urgência, você precisa ser atendida por um dentista, pelo menos para procedimentos de urgência. Se o seu dentista não atende você, procure outro.
Fui ao dentista e ela deu anestesia, e na hora doeu muito, e tive q esperar um pouco pois tava doendo, quando ela foi tentar arrancar o dente eu nao aguentei, o pior de tudo é que ela mexeu no dente, nem passou um remedio e nem tentou saber qual era o problema, pois se doeu nao era normal. Estou ainda com o caco desse dente morrendo de medo de ir em um dentista, so de pensar fico nervosa, estou procurando referencias de um bom dentista para uma consulta para que eu possa arrancar.
Ana, quando um dente e a gengiva em volta dele estão inflamados, é mais difícil da anestesia “pegar”, por causa da alteração na acidez dos tecidos. É possível que tenha ocorrido isso no seu caso.
Oi, Ana! Extraí um molar superior há pouco mais de 40 horas (na tarde de sexta), até aqui (manhã de domingo) não senti dor ou maiores desconfortos, mas algo tem me deixado um pouco preocupado: percebo que um pouco de sangue ainda sai do local da extração. Não se trata de um sangramento volumoso e contínuo, mas sempre após acordar do sono ou de algum breve cochilo recolho um pouco de saliva com um lenço e percebo coloração de sangue nela.
Isso é relativamente comum após 40 horas de extração ou sangramento já deveria ter cessado completamente ??
Parabéns pelo site e obrigado por ser tão solícita a seus leitores!
João, considerando que os episódios de sangramento são pequenos, se resolvem espontaneamente e ocorrem após períodos de sono, creio que você não precisa se preocupar. Quando deitamos aumenta o fluxo sanguíneo na região da cabeça, o que pode explicar o que você relata.
E por nada, fico feliz em ajudar. 🙂
Obrigado, Ana!!
Eu tô meio paranoico com o fato de deixar qualquer líquido encostar a área da extração. O médico me fez a recomendação de praxe: líquidos frios ou gelados e sorvete. Tenho obedecido a isso, mas até agora ainda não tive coragem de deixar qualquer líquido ou mesmo o sorvete tocar a área da extração, tamanho o meu receio de que isso possa desfazer o coágulo. Nem mesmo molhei.
Você acha que isso possa ter contribuído com esses episódios de sangramento que relatei, pelo fato de não ter usado o frio para favorecer o estancamento?
Acho que sim, João. Não precisa ter receio de deixar líquidos e alimentos encostarem no local da extração, isso é praticamente impossível. O mais importante é higienizar de acordo.
Olá doutora! Uso aparelho e aquelas borrachinhas de trocar todo dia. Ontem fiquei umas 4 horas sem uma delas e coloquei pra dormir. Hoje 6h acordei com muita dor e tomei paracetamol, coloquei gelo e nada adiantou, já tomei outro paracetamol, mas a dor não passa e até meu olho já tá doendo. Agora tirei a borrachinha, mas não vi diferença. Não sei o que houve, mas segundo meu dentista estou com uma cárie entre os dentes em que coloco a borrachinha (não sei se a dor é pela cárie, ou pelos dentes sendo puxados). Já liguei pra uns 5 consultórios e não há quem atenda sábado a tarde. Tem mais alguma saída ou o jeito é aguentar até segunda? Já não sei mais o que faço… Obrigada!
Ana, suspeito que a dor tenha mais a ver com a cárie do que com o tratamento ortodôntico. Mas é preciso um dentista avaliar, não há muito que fazer por conta própria além de tomar um analgésico (o que, infelizmente, não é garantia de controle da dor… porque a causa dela permanece).
Olá, Ana! Extraí um molar superior hoje 05/12 e o médico me receitou apenas um analgésico (paracetamol) a cada 6 horas, durante 3 dias.
Minha dúvida é: devo tomar a medicação mesmo assim, no horário prescrito (e durante o tempo prescrito) ainda que não esteja sentindo dor? Ou posso fazer uso do analgésico somente para o tratamento sintomático de uma dor eventual?
Desde já agradeço por seus esclarecimentos!
Felipe, o ideal é tomar o analgésico mesmo sem sentir dor, justamente pra evitá-la. É por pouco tempo e eu acho que vale a pena, pra evitar qualquer desconforto.
Muito obrigado pela prestatividade!
Só mais uma dúvida, se não for inconveniente: tô bastante temoroso com a higienização do local da extração. Tenho escovado os outros dentes normalmente, mas sempre fico com medo de passar a escova na área da cirurgia, ainda que apenas ao redor! Temo que as cerdas possam irritar a gengiva e agravar uma potencial inflamação.
Qual a maneira mais cautelosa de proceder com a higiene do local?
Desde que você não escove o local diretamente, continue fazendo dessa forma. Você pode usar também um cotonete umedecido pra ajudar a remover sujidades superficiais (não introduza o cotonete em nenhuma reentrância, é só superficialmente, mesmo).
Oi, o que posso tomar pra acalmar minha dor, tou no distrito onde nao tem dentista, so irei a cidade no dia 10. Me ajuda, aqui so tenho paracetamol.
Carlota, quem dera eu pudesse dizer o nome de um remédio que resolvesse seu problema, mas nada garante que qualquer analgésico que você tome vá ajudar, porque a causa da dor não foi removida. Se o que você tem aí é paracetamol e você já tomou paracetamol antes (sabe que não é alérgica, portanto), ninguém pode recriminá-la por tomar. Fico aqui na torcida pra que ajude.
Boa tarde Dra, tudo bem?
Há muito tempo atrás fiz canal em um dente. No sábado esse dente começou a doer. Achei muito estranho, pois já realizei o canal. Por que isso ocorreu?
Fui ao dentista ontem e ela me receitou um remédio que não aliviou a dor, porém marcamos outra consulta para a próxima semana para avaliar melhor. Só gostaria de saber o que esta ocorrendo.
Obrigada!
Camila, quem dera eu soubesse. 🙂
Existem algumas possibilidades, como uma infecção resistete, por exemplo. Minha amiga, Dra. Elaine, fala sobre isso aqui –> https://medodedentista.com.br/2012/06/dente-com-tratamento-de-canal-pode-doer.html
Boa noite, Doutora, eu fiz um canal sexta feira passada, meu rosto inchou e estou com dor até hoje, e meu retorno só é segunda dia 08/12/2014, liguei para o consultório mas ninguém atendeu, não aguento mais… essa dor é normal? Qndo fiz esse canal meu dente nao doia, só estava com buraco, e no mes de junho deste ano 2014 eu fui ao dentista porque sentia dor insuportavel de dente e fiz canal, que na mesma hora a dor desapareceu e nao tive dor e nem tenho… porque esse ultimo canal que fiz agora dói tanto e o outro nao doeu nada???? Lembrando que fiz canal com dentistas diferentes.
Silvania, o tratamento de canal foi concluído mesmo ou foi feito apenas um curativo endodôntico (o dente “aberto” pra canal)? De qualquer forma, se seu dentista não está disponível, procure outro em caráter de urgência pra ver o que está acontecendo. Cada dente é uma história diferente.
Olá doutora, o canal está apenas com curativo ainda… eu ainda tenho mais duas sessões, que a dentista falou.
Ah bom, então você não concluiu o tratamento de canal, apenas iniciou. Enquanto o canal não for concluído, a infecção não é totalmente controlada e o dente pode doer a qualquer momento.
Obrigada! Estou mais tranquila.
Boa noite, olha só fui a dentista dia 24/11/14 tirar o siso inferior do lado direito, tomei 5 anestesias, ela fez força, quebrou o dente, machucou o canto da minha boca, inchou meu rosto e o pior, ela não conseguiu nem amolecer a raiz. Hoje é dia 30/11/14 e eu to aki sentindo dor tomando anti-inflamatorio e com a raiz aki, e agora o que faço para sair deste pesadelo?
Janaina, qual orientação sua dentista lhe deu? Pra deixar o dente ode está? Pra fazer uma nova cirurgia? Ela encaminhou você pra algum colega dela pra avaliar?
Olá doutora, o que ocorreu é que somente depois da primeira tentativa de arrancar, no dia seguinte é que tirei uma radiografia, e aí como já estava no estado que te relatei antes, ela optou por não mexer e disse pra esperar desinchar. Só que falei com ela hoje por celular, ela está viajando e disse que volta na quinta dia 04/12/14, ela me disse pra tomar Cataflan e fazer bochechos, porque ainda estou sentindo dor. Mas disse que terei que fazer uma cirurgia pra extrair, agora te pergunto: posso fazer somente o canal e deixar o dente aki ou melhor arrancar, afinal é só a raiz, e ela tambem disse que se eu quiser posso procurar outro dentista. E eu não sei o que fazer, me ajuda.
Sugiro, então que você procure um dentista especialista em cirurgia pra avaliar, Janaina. Pode ser um cirurgião bucomaxilofacial. Agora que já se tentou extrair o dente, em princípio, é melhor remover mesmo. A não ser que o cirurgião indique o contrário.
Boa tarde, dia 24/11 fui ao dentista, pois ele iniciou o tratamento de canal… falou que a raiz do dente esta necrosada e que não precisaria de anestesia, sim fato, nao precisou pois nao doeu nada… no dia 25/11 começou a doer mto… 26/11 rosto pouco inchado e com dor… ele passou cetoprofeno 12/12hrs… hj 27/11 logo pela manha fui falar com ele, ele passou amoxicilina 500mg 8/8hrs e rosto esta mais inchado, gostaria de saber qdo a amoxilicina vai começar a agir… esta doendo mto… qtos dias demora pra parar de doer depois que começar a tomar amoxicilina?
Cilene, na verdade não dá pra relacionar assim de forma direta a amoxicilina com o controle da dor, porque a amoxicilina não é um analgésico, e sim um antibiótico. Claro que o tratamento para a infecção vai acabar diminuindo a dor, mas é difícil dar um prazo pra isso, já que cada organismo se comporta de forma própria. A amoxicilina já está agindo.
Estou só com a raiz do dente e um abscesso, to com muito medo do dentista querer mexer no meu dente do jeito que está, sabe, inchado e com pus, o tratamento de canal com o dente normal ja deve doer muito, imagine com a raiz infeccionada, tenho muito medo de dentista, mas enfim, o que devo fazer, como só está com a raiz acho que nem coroa + pino resolverá, vou extrai-lo, se eu extrair posso colocar aparelho para por o siso onde n tem mais o dente?
Basta que a raiz esteja viável pra colocar pino e coroa, Orthon. Seu dentista vai verificar se há necessidade de algum remédio antes de tratar o canal, não há razão pra doer, essa história de “com o dente normal já deve doer muito, imagine com a raiz infeccionada” não é verdade. Se você extrair um dente viável, resolverá um problema e criará outro, já que vai precisar de prótese. “Puxar” o siso é uma alternativa (como já expliquei pra você, você leu o texto do link que passei?) mas é uma movimentação complicada, demorada e trabalhosa.
Boa tarde Dra, não sei o q fazer, estou com muita dor de dente (mais uma vez). Meu dente está com um buraco e esta doendo de uma tal maneira, só que eu morro de vergonha de ir ao dentista, pq acho meus dentes horríveis e por isso já estou com varios dentes perdidos, e pelo jeito vou perder mais um.
Pamela, não tenha vergonha! O dentista não vai ficar “reparando” nos seus dentes, a função dele não é julgar, mas ajudar você a resolver quaisquer problemas bucais que você tenha e orientá-la pra que eles não aconteçam mais. Você não precisa perder mais um dente, mas pra isso é preciso que você enfrente a vergonha e procure ajuda. Gostaria que você lesse esse texto –> https://medodedentista.com.br/2010/11/vergonha-do-dentista.html
Ana, boa noite.
Comecei um tratamento de canal, no siso inferior (segundo pré-molar), mas deu tudo errado o tratamento, comecei o tratamento antes de doer o dente, como não é de costume, mas me precavi para não acontecer o que geralmente acontece, ou seja, procuram o dentista no último caso e ainda querem que a dor suma em um única ingestão de um remédio ou algum metódo. Não tive sorte, meu dente infeccionou, inflamou, isso indo ao meu dentista por três dias consecutivos, reabriu e tratou as três raizes colocando anti-inflamatórios e antibiotico nas raízes do dente, em seguida fechou com curativo, mas quando passou a anestesia veio aquela dor insuportável, fui socorrido por outro dentista, que reabriu de imediato, e me pediu para voltar três dias após. Sim, esqueci de mencionar a medicação que estou tomando: Cefalexina 500 mg, por sete dias de 8/8 h, e Ibuprofeno. Mas decidi extrair o dente, pensei que iria me livrar da dor, mas estou sofrendo agora mesmo com muita dor, hoje é sábado, e só vou ao meu dentista na segunda, o que faço para amenizar essa dor?? Estou colocando gelo na parte externa da face, que está um pouco inchada, e água morna na parte interna. Minha alimentação está péssima.
Fernandito, acabei de ler sua mensagem. Se seu dente ainda é viável, não aconselho a extração. Entendo que você pense nisso, é uma forma de acabar com a dor de maneira rápida, mas resolve-se um problema e cria-se outro. O tratamento de canal vai resolver a dor, o problema é que você está na fase aguda de uma pulpite, o que dói muito, mesmo. Gostaria que você lesse esse texto e visse o vídeo: https://medodedentista.com.br/2012/01/a-falta-que-um-dente-faz.html
Muito obrigado Ana, mas meu dentista não tem sua instrução e extraiu o meu dente. E agora?? Coloco a protese ou não???
Desde já obrigado pela atenção. E que Deus continue te abençoando grandemente.
Coloca, sim! Se não, podem ocorrer os problemas que expliquei naquele link que eu passei.
Quero se for possível que a senhora me responda uma pergunta. Eu sofro com falta de cálcio no organismo e meus dentes estão frágeis e um deles quebrou-se só ficando a raiz, tenho muitas dores, o que eu faço? Ficarei imensamente grato se a senhora me ajudar, abraço e fique com Deus!!!
Jôddyson, procure um dentista pra avaliar a extensão dos danos. Se a raiz ainda for viável, é possível tratar o canal, colocar um pino e, sobre o pino, uma coroa.
Dra. to com uma dor insuportável num dente aberto, não consigo dormir ha 4 dias, marquei minha consulta, mas é as 14:00, algum medicamento para aliviar a dor até a hora da consulta? :/
Só vi agora a sua pergunta, Aline. Você foi ao dentista? Está melhor? Canal?
Boa tarde,
Dra.,
Me chamo Jéssica, no momento estou fazendo tratamento odontologico que está me deixando muito irritada, pois no meu caso coloquei aparelho e sinto muita dor a cada manutenção, tem algum remedio de fácil acesso que eu possa tomar?
Grata,
Jessica, você pode tomar um analgésico. Converse com o seu dentista pra que ele prescreva um.
Olá Dra. Estou grávida de 5 meses, meu dente do siso resolveu infeccionar então fui ao dentista ele recomendou extraí-lo, mas antes me passou amoxilina, porém não reduz a dor, eu poderia tomar um analgésico para aliviar a dor até o dia da extração ou devo evitar ?
Natalia, você pode, mas não sem o conhecimento do seu médico. Entre em contato com ele.
Fiz canal e por um descuido comi feijão com toucinho defumado, agora meu rosto esta inchado e ja estou tomando remédio e nada. O que devo fazer, já fui no hospital, aplicaram duas injeções e nada.
Licia, o fato de você ter comido feijão com toucinho não tem nada a ver com o tratamento de canal. O inchaço parece ser causado por um abscesso, sinal de infecção. Não sei que remédio e que injeção você tomou, se foi antibiótico, a infecção já está sendo tratada. No entanto, é essencial que você procure seu dentista pra avaliar qual a origem desse abscesso e tratar de acordo.
Bom dia doutora, meu dente esta quebrado e cariado, nossa doutora, doi muito, principalmente a noite. Minha face chega a doer com pontadas, e meus ouvidos também.
Rosely, então procure um dentista e acabe com essa dor!
Ola, tenho um canal no meu dente, ja marquei de tratar na proxima semana, porem estou com muita dor! Tenho vestibular esse fim de semana e esta impossivel me concentrar! Ja tomei nimesulida e passei xilocaina, mas nao para 🙁 tem algo melhor para me indicar? Não consigo fazer prova com essa dor!! obg
Amanda, antecipe a consulta ou procure outro dentista que atenda urgências. Nenhum remédio é garantia de ausência de dor, você precisa, pelo menos, fazer um curativo endodôntico (ou trocar o curativo, se já houver um).
Amiga Ana,
Tenho um dente que partiu e parece que tem cárie. Começou logo a doer. Pedi a um médico amigo um antibiótico. Ele me receitou Betamox Plus (amoxicilina + ácido clavulânico).
Mas já vou no 7º dia e não vejo melhoras. A dor continua e para aliviar tomo Ibuprofeno.
Será normal o antibiótico não fazer efeito? Ou será que devia tomar era um anti-inflamatório?
Obrigado.
Victor, a dor não diminuir não significa que o antibiótico não fez efeito, pois antibiótico não serve pra controlar a dor, e sim pra tratar infecção (que você nem sabe se tem). Você precisa procurar um dentista pra identificar a causa da dor e tratar de acordo.
Tenho um dente que esta doendo muito, ele está aberto, fui ao dentista e ele disse que precisa fazer canal, eu queria saber se canal dói, pessoas dizem que dói e estou com medo de fazer, é verdade?
Lucas, tratamento de canal não dói, pelo contrário, é o que faz o dente parar de doer. O problema é que as pessoas, em geral, só procuram o dentista quando o dente já dói bastante e já está inflamado… aí não dá pra fazer milagre, né?! Seu dentista provavelmente vai prescrever alguma medicação pra controlar a inflamação / infecção antes de tratar o canal, e aí você não deve ter problemas com dor.
Olá doutora! Gostaria de saber sobre 2 analgésicos q estou tomando pra dor de dente, um é o Dorflex e o outro é o Anador, qual destes é o mais eficaz? Grato.
Paul, eficaz MESMO é você procurar um dentista pra determinar a causa da dor e eliminá-la. Ficar tomando analgésico por conta não resolve o problema. O Dorflex é o Anador são a base de dipirona, mas o Dorflex é mais relaxante muscular. Em tese, o Anador é mais apropriado. Mas não considere isso uma “permissão” ou sugestão de minha parte, meu conselho é: vá ao dentista.
Ola, bom dia. Meu dente está com um buraco… nao tenho dentista particular e o dente doi muito. Alias ele esta quebrado tambem. O que devo fazer? Nao estou aguentando de tanta dor… parece que ele esta inflamado, nao sei dizer direito… é o dente de tras inferior esquerdo. Ja estou sem dormir faz 1 dia e nao aguento mais essa dor! Ja tentei agua com sal, ja coloquei pasta de dente, ja molhei algodao com dipirona liquida e nada… a dor esta insuportavel, me ajude
Douglas, compreendo seu problema, mas só quem pode resolvê-lo é um dentista. Se o dente está quebrado, é preciso avaliar a extensão dos danos e tratar de acordo, só assim a dor vai embora. Não adianta nada colocar remédios diversos sobre o dente, como você mesmo já percebeu. De acordo com o seu relato, é quase certo que seja caso para tratamento de canal.
Oi bom dia Dra., eu tenho um dente canino que por causa de uma pancada ele partiu ao meio, so que na epoca ele foi restaurado, mas agora nao tenho como restaura-lo: ouvi dizer que afetaria meu olho se o extrai-se, tipo ficaria vesgo, coisas desse tipo. É verdade que isso pode ocorrer?? Obrigado…
De forma alguma, Francisco. Uma coisa não tem nada a ver com a outra, pode ficar tranquilo.
Obrigado Dra, isso me ajudou muito, muito mesmo, ha tempos isso me incomodava, mas agora ja sei o que fazer… obrigado.
😉
Estou com dor no dente e as gengivas com bolhas próximas aos dentes. O que e isso????
Luiz, é possível que as bolhas sejam fístulas, ou seja, um local por onde o pus de uma infecção é eliminado. Procure um dentista pra investigar a origem da infecção (o canal do seu dente, por exemplo) e tratar de acordo.
Dra. Fui no dentista hoje e ela me passou Amoxicilina, fiz uma drenagem e ela pediu para eu tomar quatro comprimidos (numa dose só)… isso pode?
Pode, Elaine. Se sua dentista prescreveu dessa forma, ok. Geralmente se faz esse tipo de prescrição como profilaxia antibiótica.
Olá Dra. Bom dia!
Parabéns pela página, muito interessante.
Bom, tenho a seguinte dúvida: tenho 21 anos e os meus dentes sisos da arcada superior estão nascendo. Fui ao dentista há alguns meses e na radiografia foi constatado que eles estavam próximos p/ nascer. A dentista me informou que não haveria necessidade de remove-los. Mas acontece que eu estou sentindo muita dor há 2 dias no dente do lado esquerdo, sinto que a gengiva está bastante sensível, mal consigo abrir a boca por completo. Até que ponto a dor do siso nascendo é normal?
Grata desde já.
Débora, “muita dor” não é normal. Você deve estar passando por um quadro de pericoronarite. Leia aqui a respeito –> https://medodedentista.com.br/2011/11/gengiva-inflamada-por-causa-do-siso.html . Procure sua dentista pra avaliar.
DRA. ESTOU COM MUITA DOR NO DENTE DA FRENTE E ESTÁ COM TANTO PUS Q JÁ ESTÁ PERTO DOS MEUS OLHOS… Q REMÉDIO POSSO TOMAR? PARA PASSAR ESSA DOR…?
Elaine, um analgésico pode até ajudar a aliviar a dor momentaneamente, mas não vai resolver nada. Você precisa procurar um dentista pra verificar a origem da infecção (o canal desse dente, por exemplo) e tratar de acordo. Procure logo um dentista e resolva isso, pra parar de sentir dor.
Bom dia dra. !
Gostaria de tirar uma dúvida, eu sentia as vezes os meus dentes do siso rasgando a gengiva, tipo um incomodo que durava mais ou menos uns 2 ou 3 dias e depois passava, ficava normal, fiz ha uns 2 anos atrás um rx para ver como estavam os meus dentes e estavam normais, sem nenhum problema, mas quando fui ao dentista da última vez tinha cáries em todos os dentes do siso, um pouquinho, aí eu não quis fazer a extração e quis obturar mesmo, só uma que eu fui que fez a obturação, os outros queriam extrair mesmo, daí fiquei um bom tempo até agora recentemente sem nenhum problema, só que agora eu resolvi fazer a extração dos dentes, pra eu ficar livre e não ter mais esse problema com cárie neles e com essa rasgação da gengiva que as vezes dá e passa, e para aproveitar o convênio que eu tô pagando e não uso quase, decidi fazer um par primeiro pra ver como era, até porque eu tenho criança pequena para cuidar. Fiz a cirurgia, graças a Deus correu tudo bem, o de cima foi fácil e só o de baixo que demorou um pouquinho mais que estava difícil pra sair, mas eu creio que é porque a boca da gente cansa um pouco e as vezes a gente não abre a boca o suficiente para ele conseguir retirar, e também porque machuca a lateral da boca com o alicate, parece, quando faz a pressão, mas ele fez em uma hora exata, como havia me dito. Daí me passou os procedimentos para seguir a risca e a receita do anti-inflamatório para tomar durante cinco dias, dai segui certinho e depois que acabou a anestesia ficou doendo um pouquinho, tipo latejando as vezes, vai e volta, e a dor parece que dói mais com o calor, daí aguardei uma semana e voltei para tirar os pontos, ele viu e disse que um ponto havia caído e que o outro não, aí ele tirou e me mostrou, perguntou como eu estava e disse que estava tudo normal, que estava um pouquinho aberto, que agora eu já poderia fazer bastante bochecho com o listerine e escovar bem o local, ou até passar um cotonete no local com cuidado para higienizar bem para que cicatrize direitinho, e já podia marcar o outro lado, a minha pergunta é se é normal ficar as vezes tipo latejando um pouco, tipo a dor vem e vai, parece como a sensibilidade que eu tinha na rasgação da gengiva, tem horas que dá e tem horas que passa e parece que não tem nada, gostaria de saber se é comum, porque tem gente que fala que não sentia nada nem antes e nem depois, outras já dizem que sentem uma dor insuportável e que não passa e outros que dizem que no máximo 5 dias passou que não era pra estar doendo não, eu até perguntei ao dentista se não tinha possibilidade de ter quebrado e ficado um pedacinho, não sei, o do meu irmão por exemplo aconteceu isso, mas ele disse que não e eu também trouxe e guardei comigo o dente de lembrança da dor, e ele esta inteiro mesmo, ele só quebrou um pouco na parte de cima onde tinha a massinha, mas era para conseguir encaixar o alicate para puxar, mas a raiz estava certinha mesmo, aí eu queria saber mais ou menos se algumas pessoas demoram mesmo para passar esta sensibilidade chata e o tempo maior é quanto, pois parece que lateja às vezes de fraquinho e às vezes vai aumentando e depois some, aí volta, principalmente quando tá muito calor, quando eu falo bastante ou fico nervosa, porque senão passar logo vou no dentista de novo, apesar que eu já marquei para sexta que vem agora para arrancar o outro lado, gostaria de uma segunda opinião ?
Vanessa, você mesma ilustrou isso: cada organismo se comporta de forma diferente no pós-operatório. Uns sente um pouco de dor, outros mais dor, outros nada. Pelo seu relato parece que vai tudo bem, não vejo nenhum problema. A maior chance de doer é na primeira semana após a extração… depois disso, a dor já não existe ou é bem pouca, e vai passando aos poucos.
Doutora, pelo AMOR de DEUS o que posso fazer para o alivio dessa dor? Pois estou com um dente quebrado e há 3 dias não cessa a dor, tenho 37 anos e vivo até chorando, como aliviar até que eu possa ir ao dentista? Por favor me oriente?
Michel, compreendo o desespero… mas o que impede você de ir ao dentista JÁ? É preciso verificar qual a extensão da fratura no seu dente e tratar de acordo… senão não vai parar de doer.
Dra. Obrigado ! Está marcado dentista para o dia 21/10 …Dra. por que acontece de um dente se quebrar?
Quando não é um caso de trauma (batida), um dente geralmente se quebra por combinações entre problemas estruturais e recebimento de forças, por exemplo: o dente tem uma cárie grande (mesmo que visualmente seja pequena ela pode ser grande por dentro, veja aqui a respeito disso –> https://medodedentista.com.br/2012/11/como-a-carie-invade-o-dente.html ) e a pessoa morde com força um alimento muito duro. O esmalte acima da cárie não suporta a força e cede. Eis a fratura.
Eu tenho um dente com curativo que começou a doer, logo qdo doeu eu tomei nimesulida para aliviar ate eu ir no dentista, mas nao aliviou, entao tomei diclofenaco, mesmo assim não aliviou. No outro dia amanheci com a boca trancada, dor ao engolir, nao consigo engolir nem abrir a boca, doi a garganta, ouvido, dente embaixo da lingua, eu corri para o dentista, ele examinou meio q na marra pq minha boca nao abre, ele disse “nao ha nada q eu possa fazer so te medicar”, me receitou amoxicilina de 8 em 8 horas e ibuprofeno de 12 em 12 horas.
Elaine, de forma emergencial a medicação é necessária, mas isso não vai se resolver se você não tratar logo o canal do dente. Assim que der, faça isso.
Olá doutora,
Há mais ou menos 1 ano e 6 meses fiz canal e coloquei uma coroa no dente, e ele começou a doer muito muito, fui no dentista, tiramos um raio x e aparentemente a raiz esta escurecida, ela me receitou antibiotico para depois voltar lá, mas a dor continua muito forte, é normal ?
Certamente não é normal, Renata. É preciso investigar melhor. É possível que seja caso de retratamento de canal.
Olá doutora. Partiu-se um pouco do meu dente do siso e para aliviar as dores fui tomando Brufen, mais de uma semana. Há dois dias percebi que tinha que ir ao dentista e assim fiz, ontem de manha. Doutor receitou-me antibiotico, 12 em 12 horas, Brufen 12 em 12 horas e Clonix se as dores forem intensas. Bem, eu sei que os antibioticos demoram o seu tempo a fazer efeito e só com o Clonix tenho andado mais ao menos, pois os resultados passadas 30 horas são muito tênues. Que faço? Cumprimentos.
Orlando, e quanto ao dente, em si… o que disse seu dentista? Será preciso que tipo de tratamento (restauração, canal, extração)? A parte medicamentosa é importante, mas enquanto algum procedimento resolutivo não for realizado, a possibilidade de dor permanece.
O meu dente de baixo da frente esta doendo… o q pode ser?
Não faço ideia, Thiago! Você bateu o dente? Está cariado? Dói o tempo todo? É preciso examinar você pra ver o que está acontecendo. Procure um dentista pra avaliar.
Doutora, eu extrai todos os dentes molares e pre-molares da arcada superior. Gostaria de saber qual seria a melhor solucao protetica, mais economica. Eu nao gosto do roth por causa do ferrinho aparente. A senhora teria alguma dica? Obrigada.
Viviane, o “roth” (prótese parcial removível – PPR – com estrutura metálica) é a opção mais econômica. Se você não quer os “ferrinhos” aparentes, uma opção é fazer uma PPR flexível, que tem toda a parte de fixação estética, sem metal. Procure um dentista especialista em prótese pra avaliar.
Doutora, meu dente do siso cariou… e ja esta todo quebrado, nao sinto dor… sera que tem jeito pra ele ou tenho que extrair mesmo?
Frank, por se tratar de um siso, que é um dente nem sempre funcional e que não faz muita diferença esteticamente, é preciso considerar a relação custo-benefício de mantê-lo. Se for vantagem mantê-lo no seu caso em específico e ele estiver com a coroa bem deteriorada, é provável a necessidade de tratamento de canal e coroa protética. Se não for vantagem, o melhor é extraí-lo. Procure um dentista pra avaliar.
Boa noite Dra.
Eu gostaria de saber pq meu dente mesmo obturado ainda dói muito, ele ta como se fosse dormente e doendo muito, será que vou ter q obtura-lo d novo ?
Lidiane, é comum que um dente recém-restaurado fique meio sensível, mas doendo muito, não. Procure seu dentista pra reavaliar, talvez seja o caso de remover a restauração e ficar com um curativo por alguns dias, pra ver como o “nervo” do seu dente se comporta. Se continuar doendo mesmo assim, deve ser caso pra tratamento de canal.
Eu adorei o blog, pois tenho pânico de dentista devido a momentos vivenciados na infância.
Parabéns Dra.
Muito sucesso, seu blog me motivou a procurar o mais rápido possível um dentista… rs!
Obrigada, Yara! Que bom que pude ajudar de alguma forma. Abraço! 😉
Oi dra… No último dia 30 extrai o siso esquerdo… O dentista me disse para tomar meu analgésico de costume e que não via necessidade de anti-inflamatório… então estou tomando ibuprofeno desde então… Mas não notei melhora na dor. E cedo para ver melhora na dor? Ate quando essa dor e aceitável? Sera que vejo com o dentista se preciso de anti-inflamatório?
Thamires, o ibuprofeno é analgésico e anti-inflamatório, também. Na primeira semana do pós-operatório é comum um pouco de dor, então não dá pra dizer que haja alguma coisa errada apenas pela presença de dor.
O meu dente está inchado e doi muito, mais do que devia doer. Ele está furado por dentro e lá está a gengiva a fazer muita pressão ao dente. Não posso tocar nem consigo comer.
Ajuda-me por favor.
P.S. tenho 15 anos, os dentes não são de leite e já estou com dores ha 6 meses.
Luis, você precisa procurar um dentista pra tratar de acordo. Não há nada que você possa fazer sozinho pra resolver isso. Me parece a cárie já atingiu o canal e causou um abscesso. É preciso auxílio profissional.
Olá doutora…
Eu fiz uma restauração há 3 meses atrás, no dia a minha dentista falou que se eu não tivesse visto aquele dente assim, teria de fazer canal. Enfim, não fiz canal embora ela tenha falado que estava muito próximo do nervo, então passados os 3 meses aqui estou com uma dor gigante, fui lá novamente e ela me passou nimesulida e lisador, estou com menos dor, porém sinto umas pontadas no dente e uma dor ocasional… Ela diagnosticou como pulpite, e falou para tratar do canal… será que é isso mesmo? Obrigada.
Thalita, pelos seus sintomas, é o que parece. Se a pulpite for irreversível, é caso pra tratamento de canal.
Oi, meu dente esta furado e esta doendo muito, ele ainda e de leite, mas esta muito quebrado e as vezes incha a minha bochecha, e a dor vai e volta, eu tenho medo de ir ao dentista, o que eu faço? Por favor me ajudem. O meu pai disse que e pra eu esperar parar de doer para eu poder arrancar.
Thaynan, tem medo de ir ao dentista por que? Ele só vai ajudar! Se você confiar e procurar ajuda, a sua dor de dente vai ser resolvida. Não há nada que você possa fazer em casa, por conta própria. Peça pra um responsável levar você ao dentista pra ver o que está acontecendo. Você não vai se arrepender. Você não tem que “esperar o dente parar de doer pra arrancar”… a intenção do seu pai pode ser boa, mas ele não é dentista e não faz o mínimo sentido esperar o dente parar de doer pra procurar um dentista. E quem disse que tem que arrancar? Só o dentista vai poder dizer qual o melhor tratamento.
Dra. Meu dente queiro cresceu, mas junto com o crescimento subiu uma carne que estou sempre machucando sem querer na escovação, pois acumula comida, o que devo fazer, isso pode ocasionar algum problema grave, ou a unica solução será extrair esse dente?
Viviane, pode estar indicada a extração do dente OU apenas a remoção da gengiva excedente sobre ele. Procure um dentista pra avaliar.
Oi, estou com uma dor de dente e está passando a dor pra nuca, o que deve ser?
Pode ser problema de canal, Leticia. E se a dor já está irradiando pra outros lugares, sugiro que você procure logo um dentista pra avaliar e tratar de acordo.
Olá, Dra Ana! Tenho uma dúvida: tratei o dente 46 há 10 anos; teve que fazer aumento de coroa clínica e tratar o canal. Só que deu hemorragia, a dentista fechou o dente assim mesmo, só colocou remédio até onde deu. Nos dias seguintes deu uma bolinha com pus, voltei no meu dentista e ele falou que era normal. Só apertou a bolinha e falou que não era nada. Isso há 10 anos. Bom, agora o dente está um pouco bambo e outro dentista de minha confiança disse que está com infecção na raiz do dente e que tenho que extrair e fazer um implante. Só que outro dentista quer que eu faça uma sondagem para verificar se vai ser preciso mesmo extrair. Estou com medo de permanecer com um dente com lesão e infeccionado, pois pode mandar bactéria pra corrente sanguinea. Me ajude. Obrigada.
Regina, seria interessante fazer a sondagem com o outro dentista (que deve ser um periodontista, presumo) pra ver se há como manter o dente. Se houver, é preciso tratar a infecção, o que deve envolver o retratamento de canal e algum procedimento periodontal. Enfim, não precisa ficar com medo, apenas procure o dentista e faça como ele orientar.
Estou com um buraco no dente, e doi muito. Desde ontem. Como faço para amenizar a dor ?!
Procure um dentista pra tratar, Felipe. Você pode até tomar uma analgésico a que esteja habituado, mas nenhum remédio que você tome vai resolver o problema de vez.
Bom dia, doutora.
Estou com um dente inferior, o ultimo, no qual foi feita uma obturaçao ha muito tempo, porem de uns tempos para ca ele foi ficando dolorido, e semana passada quebrou um pedaço e esta meio dolorido, a dor vai e volta, tomei por conta propria torsilax, deu uma melhorada mas ainda doi um pouco, sera que ele esta inflamado, e tem que arrancar? Ou posso tomar amoxilina liquida, para desinflamar e ir ao dentista?
Pelo seu relato não vejo razão pra extração, Abraao. Não tome nada pra “desinflamar” – muito menos antibiótico, que não serve pra isso -, até porque não há necessidade de desinflamar pra procurar um dentista. Procure já um dentista.
Boa tarde, há um ano fiz um canal no ultimo dente do lado esquerdo. Mas agora começou a doer quando como algo gelado ou quente… me ajuda, estou pensando em extrair o dente…
Tainara, não “pense” nada antes de um dentista avaliar e verificar qual a causa disso. Se não houver indicação de extração, não há vantagem em fazê-la. A dor com alimentos quentes pode significar necessidade de retratar o canal.
Ola doutora, tive 2 caries no dente permanente de cima do lado esquerdo, o dentista que fui fez uma restauração grande, meses depois comecei a sentir uma dor muito forte na raiz e no nervo por dentro da gengiva e ele dói ate um pouco mais em cima. Fui ao dentista e ele disse que era se eu nao me engano neucrose pulpar e esta fazendo canal, só que tenho síndrome do panico e fico pesquisando sobre isso e fico paranóica com certos sintomas, e chego a pensar que estou sentindo igual, coloquei na minha cabeca que estava com febre e que meu dente estava inflamando, quando medi a temperatura no termômetro não chegou nem a 36 graus, e eu fico com medo da anestesia, então fico sentindo muito mal estar e dores de cabeça e dor no dente, dor do mesmo jeito e ainda uma dor a mais pelo tratamento de canal e por estar mexendo no dente, queria saber se a dor é normal e se a dor de cabeça é resultado da minha preocupação, e de meu psicológico fraco.
Maria Julia, a dor de cabeça até pode ter a ver com o tratamento, mas me parece ser mais psicogênica, mesmo. Por outro lado, um pouquinho de dor e sensibilidade no dente durante o tratamento de canal é algo bem comum.
Dra. Boa tarde! Fui fazer check up e o dentista decidiu trocar/fazer uma restauração na obturação do último dente do lado direito superior. Na hora não senti nada (sexta-feira). Na segunda seguinte comecei a sentir um incomodo (pequena dor), que acabei sem saber identificar o dente que doía. Fui ao dentista e o mesmo tirou um radiografia e informou que a restauração “atingiu/contraiu o nervo”. Passou amoxicilina 500mg 2cp 8x8h e celestonte 2mg – 1cp de 12/12h. Após 7 dias, voltar para tirar outra radiografia para verificar se haverá necessidade de canal. Como vou viajar estou com medo do dente incomodar. O procedimento acima foi correto?
Vandete, se há a possibilidade de não dar canal, foi correto esperar.
Doutora, 1 ano atras eu fiz curativo no dente porque deu canal, e fiquei com o curativo durante 1 ano por medo de ir ao dentista, agora hoje, comecei a tratar, tomei coragem, não senti nada na hora porque a anestesia cuidou disso, porém agora que faz 2 horas que tratei está começando a doer muito, não posso morder e comer direito… coisa que antes só com o curativo não tava doendo tanto, o que eu faço?… essa dor vai piorar? E isso é normal?… eu tenho lido que é, mas to com medo, e a dentista não me passou nenhum remedio nem me avisou que poderia doer depois, então não sei o que está acontecendo… obrigado doutora, seu blog é o melhor. E eu também estanhei que foi muito rapido, uns 25 minutos… tratei num centro especializado chamado C.E.O… algo assim.
Guilherme, enquanto o tratamento de canal não for finalizado, o dente pode doer a qualquer momento… é assim, mesmo. Por isso é essencial que você termine o tratamento, pra controla a infecção e, consequentemente, a dor. Entre em contato com a sua dentista pra ela prescrever uma medicação analgésica e ver se há necessidade de trocar o curativo, o que costuma aliviar a dor.
Estou com muita dor na gengiva, e esta inchada. Dentista na minha cidade é muito dificil. Tenho varios rémedios em casa. Pode me informar que remedio é bom pra isso?
Michaely, compreendo a sua situação, mas não existe um remédio específico pra dor de dente. É preciso diagnosticar a causa da dor e tratar de acordo. Você pode tomar um analgésico a que esteja habituada, mas isso não garante a ausência de dor e certamente não vai resolver o problema. É preciso um dentista intervir.
Boa Tarde!
Doutora, ainda não tratei meus dentes, que eram pra retratar o canal e talvez extrair outro porque esta com uma cárie enorme na raiz, só que o cardiologista mandou eu fazer todos exames novamente pra ele poder dar a carta me liberando pra fazer o tratamento, não estou aguentando a dor, queria saber se pra extrair um dente, se eu tenho gengivite e periodontite, tem que tomar antibiótico 24 horas antes ou não tem necessidade? Pois depois eu teria que fazer a raspagem completa, e o ideal seria tomar o antibiótico quando fizer a raspagem? Esse dente ta doendo muito, ficou uns tempos sem doer, mas como estou fazendo exames ainda não posso fazer nada, até quanto de glicemia o dentista extrai os dentes? Se a pessoa for diabética e esta com a glicemia alterada e toma medicamentos não pode extrair os dentes? Pergunto também porque meu esposo tem diabetes e toma remédios, mas sua glicemia nunca abaixa, até quanto o dentista pode arrancar? Pois meu esposo precisa arrancar todos os dentes para por duas próteses e nunca consegue, e no meu caso posso extrair o dente sem precisar tomar antibióticos? E sobre aquela bolinha com pus, que está no meu dente que eu fiz canal, que no resultado do raio x deu problema por não ter feito a limpeza até o fim do dente, isso seria erro da dentista por ter feito errado? Se puder me responder eu agradeço.
Berenice, a necessidade de antibiótico antes de uma extração ou de uma raspagem (enfim, de qualquer procedimento) depende da avaliação do dentista quanto à sua saúde geral. Se há periodontite, dependendo do caso, pode ser necessário, sim. Se a pessoa tem diabetes e ela não está controlada, extração só em caso de urgência, mesmo. Mas glicemia alta não é sinônimo de diabetes, pode ser algo momentâneo… então não há um nível fixo de glicemia em que se diga “ah, agora pode extrair”. Quanto ao seu esposo, se o médico liberar, ele poderá fazer as extrações. Com relação ao dente do canal, nem sempre é possível chegar ao fim do conduto, pode haver algum obstáculo ou calcificação, por exemplo. Cada caso é um caso, não dá pra afirmar ser erro.
Olá Dra.
Como esta?
Me falaram da tua atenção especial neste site e resolvi vir aqui fazer umas perguntinhas rs e desde já agradeço.
Bom, estava com um dente quebrado, o segundo molar, a dentista disse que não precisaria de canal, limpou pq era um dente cariado e fechou com uma resina, acontece que desde de que ela fechou sinto uma dor que incomoda e irradia para os outros dentes e para os nervos do ouvido esquerdo, já tomei inúmeros analgésicos, essa dor passa mas volta depois, quando eu faço compressa com gelo também para de doer.
Já não sei mais o que fazer, dói muito.
O que posso fazer até chegar o dia da minha consulta.?
Abraços.
Oi Tati, estou bem 🙂 . O ideal é procurar um dentista assim que possível, em caráter de urgência. É arriscado ficar aguardando o dia da consulta, pode ser que a dor aumente bastante nesse período. Se o seu dentista não puder atendê-la antes, procure outro pelo menos pra avaliar e verificar a necessidade de algum procedimento mais urgente. Aí sim você poderá aguardar a consulta com mais segurança e conforto. Pela sua descrição, desconfio de problema de canal (dor irradiada, espontânea e que diminui com o frio).
Dra., sinto dor nos dentes toda semana, esses dias estava doendo os de tras do lado esquerdo e agora do lado direito, não aguento mais essa dor, DOI MUITO!!! Que remédio tomo ? (obs: tenho furo no dente)
Allison, se você tem “furo” no dente, não tome nenhum remédio… PROCURE UM DENTISTA. Pra acabar com a dor é preciso acabar com a causa dela. No seu caso, parece ser cárie. E não existe remédio pra cárie, é preciso removê-la e restaurar o dente.
Dra., fiz uma restauração no dente 36 e no 37 comecei a fazer canal, só que minha restauração doi muito quando entra ar na boca, quando bebo água e quando como… Ai fiz a restauração numa semana e na outra semana comecei a fazer o canal, só que tomei varias e varias anestesias, só que ainda continuava a sentir muita dor quando ela mexia no dente, só que a dor não era no dente que ela tava fazendo o canal e sim no que tava obturado… Ai hj dia 01/09/14 voltei na dentista para terminar o canal e infelizmente ela deu varias anestesias, ate dentro do próprio dente e entre um dente e o outro, mas a anestesia não pegou nada e senti muita dor, enfim é normal a minha obturação estar fazendo eu sentir essa dor insuportável??? E tbm afeta o dente que ela ta fazendo o canal? Desde já agradeço.
Não é normal não, Naira. É possível que o 36 também precise de tratamento de canal. Sua dentista precisa avaliar pra ver o que está acontecendo.
Bom dia, Doutora estou com o dente da frente doendo. Sinto a raiz latejar, mas aparentemente nao está com carie, percebi que está meio mole também, quando passo a lingua no céu da boca sinto uma pressão no dente. A gengiva está avermelhada no local do dente. O que pode ser?
Pode ser problema endodôntico (de canal) ou periodontal (na gengiva), Viviane. Procure um dentista pra avaliar.
Boa noite! Bacana o blog, fiz hj um canal no pre molar, mas estou com dor, aquela dor fina sabe? Quando encosta os dentes de baixo com os de cima… minha dentista n receitou remedios, posso tomar nimesulida? Codeina? Obg.
Talitha, entre em contato com a sua dentista pra ela prescrever a medicação!
Bom dia, Dra.
Excelente blog!
Gostaria de tirar uma dúvida:
Antes de ontem fui a dentista para fazer canal, mas no mesmo dia só deu tempo para ela abrir um pequeno orifício em meu molar, e extrair alguns nervos do local. Ela fechou o buraco com uma massa branca.
Fiquei de retornar lá para ela fazer a instrumentação, porém sinto muita dor no local. Fico receoso dela não ter retirado todos os nervos ou ter infiltrado algo no dente.
Como devo proceder?
Att,
Gabriel Matarim
Gabriel, pelo que percebo sua dentista fez um curativo endodôntico, que é uma medida de urgência, a abertura e uma “limpeza inicial” dos canais do dente. É bem provável que ainda haja algum resíduo do “nervo” do dente, afinal o canal ainda não foi instrumentado. A dor que você sente pode ser aliviada com a troca do curativo mas, resolvida, apenas com a conclusão do tratamento de canal. Agora é continuar o tratamento.
Boa noite Dra. Eu estou sentindo dores muito fortes… Não consigo comer, beber nada, que dóoi muito… Inflamado demais… Tem dias que eu nao consigo dormir. Minha bochecha ta inchada. O dente ta quebrado. Já fui no dentista, e ele só passa Amoxicilina ou Nimesulida. As vezes gasto muito com remedios. Passa a dor e depois de 1hs volta pior do que está. Dente inflamado é bom arrancar ou esperar ficar melhor e arrancar?? Abraços.
Débora, seu dentista disse que é preciso extrair? Não dá pra tratar o canal? Se não der – o que seria melhor -, com a infecção / inflamação sob controle já dá pra extrair. Não dá pra ficar tomando remédio “pra sempre”, né?!
Dr(a), fiz um canal na sexta feira, primeira sessão, sinto um dor apesar de tomar o amoxilina e o dorflex. A dor não passa, minha gengiva está inchada e já estava assim quando fui na dentista, será que ela tinha que ter passado remédio p desinflamar antes de iniciar o canal, a consulta de volta e só quinta, eu posso tomar anti-inflamatorio até lá?
Júnior, quem julga a necessidade de tomar qualquer medicação antes, durante ou após o tratamento é o dentista. Apenas pela sua descrição não posso afirmar essa necessidade. Entre em contato com a sua dentista e confirme com ela se você deve tomar algum remédio.
Bom dia, Dra… tudo bem?
Não sei se ira lembra de mim, mas faz uns 3 meses q tive um abscesso no rosto e tive q drenar o pus, entao, tive q fazer canal, mas a dor era tanta q o dentista optou por arrancar, e dia 18 de agosto fui tirar, fazendo 3 meses da outra cirurgia, foi o pior dia da minha vida, alias, os dois piores, arranquei mas senti tanta dor q chorei e depois ainda teve q curetar, doeu d+, mas Deus eh tao bom q qdo acabou de curetar passou a dor e não senti mais nada, a recuperação foi ótima, sem dor, sem nada, a dentista me explicou q senti dor por causa da infecção q não estava sendo combatida, estava a base de antibiótico desde 1 de maio. Passados 5 dias, to ótima.
Q Deus abençoe sua vida e continue fazendo o bem pq o mundo precisa de pessoas como vc.
:o)
Bom saber, July! Fico feliz em ter ajudado de alguma forma. 🙂
Meu dente doi muito, fui ao dentista, ela drenou e passou anti-inflamatório, não adiantou, começou a doer mais ainda, não adiantou voltei ao dentista e me receitou antibioticos, tomei por 10 dias, só que o capeta voltou a doer e estou com medo do dentista.
Ana, pelo que entendi você fez um curativo endodôntico (abriu o dente pra canal). Enquanto o canal não for tratado, há chance do dente voltar a doer… isso porque a causa da infecção não foi removida, ainda. Portanto, sugiro o tratamento de canal assim que possível. Quanto antes, melhor.
Drª boa noite, extrai um siso inferior direito, estava incluso e a cirurgia foi rápida e tranquila, não tive hemorragia. Porem depois de 7 dias estou com uma dor absurda na maça do rosto e ouvido do lado da cirurgia, minha dentista passou amoxicilina 500mg de 8 em 8 hrs e ibuprofeno, não consigo abrir muito a boca e o analgesico esta pouco efetivo. Fiz uma panoramica hoje e a dentista falou que a recuperação esta dentro do normal. Gostaria de uma opinião sua e se vc poderia me passar uma associação de analgesicos mais efetivo.
Fernando, se não há infecção, seu caso é de sintomas pós-operatórios mais intensos, mesmo. Realmente, seria preciso trocar a medicação analgésica e/ou a dose. Mas quem tem que fazer isso é a sua dentista, que examinou você e conhece o caso. Não há como prescrever via Internet. Procure sua dentista e relate o problema.
Bom dia, eu estou com um dente inflamado onde se criou uma bolha em cima da gengiva, no qual esta bem inchado, interno e externo da boca, e doi bastante, e dentista so posso ir no proximo mes, qual remedio poderia me indicar ?
Não poderia indicar nenhum, Thiago. Infelizmente. Não tenho como prescrever medicação via Internet, é preciso examinar o paciente e, via de regra, problemas dentários não se resolvem apenas com remédios. É preciso o dentista intervir. Procure um dentista pra avaliar se é caso restauração, canal, extração, etc..
Ola Doutora, fiz uma obturacao e nao aguento de tanta dor, ja faz algum tempo, o que faco? Obrigado.
Maria, procure seu dentista e relate o problema. Talvez seja o caso de remover a restauração e ficar durante alguns dias com um curativo. Se o dente responder bem, afasta-se a possibilidade de tratamento de canal.
Queria te fazer uma pregunta, eu fiz um canal no dente tem 2 meses ou 3, mas esta doendo muito e esta inchando a gengiva, você sabe algum remedio para eu tomar ou uma dica??
Lorraine, a dica é: procure seu dentista pra reavaliar. É preciso verificar o que está acontecendo, tomar qualquer remédio apenas iria “mascarar” os sintomas, não resolveria o problema.
Grata pela atenção Ana, me sinto bem mais aliviada. Tenha um ótimo fds!
😉
Dra, eu fui ao dentista pq tava com uma cárie no esmalte, ela ainda nem doia, só tava escurinho… Restaurei o meu dente ontem e notei que comecei a sentir uma leve sensibilidade, as vezes quando estou comendo. Isso é nomal?
Há algum artigo do seu blog que fale sobre isso?
Bruna, eu toco nesse assunto em vários textos, mas acho que não há um texto específico sobre o tema. O que ocorre é que as substâncias usadas durante a confecção de uma restauração (ácido, adesivo e resina) têm potencial irritativo para o “nervo” do dente. Então é comum que haja uma sensibilidade no dente depois da restauração feita. Essa sensibilidade costuma durar alguns dias. Se persistir, procure seu dentista pra reavaliar.
Abri um canal terça feira, pois meu dente doia muito apesar de não ter nenhuma cárie, porém a gengiva estava bem retraida. A minha dentista falou que a lesão foi causada por um trauma, no 1 procedimento colocou o curativo e fechou, quando o efeito da anestesia passou a dor voltou bem mais forte. No dia seguinte retornei e ela retirou o curativo, fez um raio x e deixou o dente aberto, e ele continua doendo. Estou tomando buprovil desde domingo a cada 8 horas, durante o intervalo da medicação a dor alivia, contudo volta, meu retorno a dentista é terça feira. Minhas dúvidas: o procedimento do tratamento está correto? Será que vaí dar p salvar o dente? É normal ele continuar doendo durante todo esse tempo? Obrigada pela atenção e parabéns pelo execelente blog!
Alessane, na verdade ainda não foi feito nenhum tratamento, apenas medidas de urgência. O próximo passo é tratar o canal, só assim a dor vai parar. Considerando os sintomas e o fato da sua dentista ter deixado o dente aberto, você está passando pela fase aguda de um abscesso. Não vejo razão alguma pra você perder seu dente.
Olá Dra. estou com muita dor de dente. Fui ao dentista e ela abriu o dente, me mostrou um sangramento, colocou medicação e fechou. Pediu para tomar amoxilina e tylex. E voltar depois de uma semana. Só que a caixa do tylex acabou e eu continuo com dor. Essa dor é terrível, constante. O que eu tomo para dor? E tenho outra dúvida! O canal não pode ser feito, tem que esperar mesmo uma semana tomando amoxilina, para a inflamação acabar e só depois fazer o canal? Fico me perguntando porque ela não faz logo esse canal, o porque tem que esperar se eu estou sentindo dor!!!
Obrigada por tirar dúvidas! Por nos dar mais informações!
Vanessa, se o analgésico que você está tomando não está funcionando, creio ser necessário fazer um novo curativo. Dá pra tratar o canal, sim, o que não dá é pra concluí-lo enquanto você sente dor… e nem sempre é possível tratar um canal em sessão única, também. Com a medicação e a troca do curativo, a dor vai diminuir. Procure sua dentista.
Abri o canal segunda-feira, nao dormi a noite inteira de tanta dor, tomei remedios e nada. Na terça, nada de a dor passar, pensei que fosse normal e não fui na minha dentista, mais uma noite sem dormir. Na quarta fui e ela tirou o curativo, doeu mais ainda. Hoje pela manhã, voltei la, ela colocou aquela “broca” pq o canal poderia estar entupido, e a dor nao passou ainda. Estou tomando amoxilina e nimesulida desde segunda qndo comecei o tratamento e analgesicos, mas a dor não passa. Isso é normal? O que pode ser? Obgd e parabens pelo blog.
Bruno, não chamaria de “normal”… mas dada a situação, é esperado. Você está passando pela fase aguda de uma infecção, um provável abscesso, e isso pode ser BEM dolorido. O problema não é o tratamento em si, mas a severidade do sintomas do abscesso. Com a continuidade do tratamento, isso vai se resolver.
Bom dia dra., estou com dor de dente ja ha 2 semanas, ta doendo muito, so estou a tomar anafrana, mas nao passa, qual medicamento q posso tomar?
Natalia, como você já percebeu, remédio não resolve dor de dente. É preciso procurar um dentista pra eliminar a CAUSA da dor.
Eu tenho uma infecção no dente, o dente partiu, um dos de de trás, e ficou só raiz la dentro, ficando assim um buraco semi-aberto e dói-me, e ganhou abscesso tanto dum lado como do outro da gengiva, eu procurei um dentista e ele receitou-me um antibiótico amoxicilina, mas mesmo assim continua a doer e continuo com o abscesso, é normal? Visto que é antibiótico n devia aliviar a dor e começar a passar? Ja vou no 3 dia e nao vejo melhorias! Gostava de saber se é mais complicado e doloroso tirar uma raiz ou se é menos doloroso e mais facil tirar do que um dente todo intacto ?
Marisa, embora o antibiótico trate a infecção e, de forma indireta, colabore pra diminuir os sintomas, o medicamento indicado pra diminuir a dor é o analgésico. Não é doloroso extrair nem raízes nem dentes inteiros, em ambos os casos o procedimento é feito com anestesia. Do ponto de vista da dificuldade, em princípio a raiz é mais difícil de ser removida, mas para o paciente não muda muito… a dificuldade fica para o dentista. 😉
Bom dia!
Dra., tinha feito perguntas nesse site sobre fístulas, ainda continuo com ela, tomei antibiótico e anti-inflamatório, o antibiótico eu tomei por 7 dias, o anti-inflamatorio eu tomei só 2 dias, eu passei em um dentista particular só pra fazer uma avaliação do meu raio x que a dentista do convênio pediu, terminei os remédios segunda-feira, e terça e quarta-feira me deu diarreia, seria do medicamento? Não confiei mais em voltar na mesma dentista do convênio, pois o dentista particular olhou meu raio x e disse que aquela fistula que esta no meu dente é por causa que a dentista não fez a limpeza de canal direito, só fez até a metade, e por isso está cheio de bactérias, eu estou sentindo muita dor, só que também descobri que tenho uma cárie enorme dentro da raiz em outro dente, começou a doer depois que eu usei o enxaguante com clorexidina, e o pior é que eu sou alérgica a esse produto, bochechei 2 dias e na ponta da língua ficou toda vermelha e com bolinhas, chega as vezes até dar aftas, mandou usar 10 dias 2x ao dia, não tem outro enxaguante que faça o mesmo efeito, para gengivite? O dentista me disse também que estou com periodontite, e passei em 2 dentistas fora do convênio pra saber a opinião, e cada um falou diferente, a Dentista me disse que eu tinha que extrair os dois dentes do siso porque está meio deitado para o lado, e também arrancar um dente de tras que está mais comprido por eu não ter dente embaixo, teria necessidade de arrancar? E também disse que eu teria que fazer retratamento do canal, mas pode fazer retratamento com a fistula? Mas eu prefiro arrancar, pois é menos custo e pelo convênio não confio mais, e o outro dente que está com a cárie enorme ela disse que teria que ver, porque talvez tinha que ser canal, mas eu quero extrair também. O outro dentista disse que não precisaria extrair os dentes do siso, mas eu sinto dor em um deles quando vai água fria, é normal? E o outro dente que eu fiz canal ele disse a mesma coisa, que teria que fazer retratamento, mas não quero fazer mais, e ainda o dente do canal esta meio mole, o ideal não é extrair mesmo? Como eu disse, eu tive diarreia com a medicação eu acho, mas foi uma vez em cada dia que foi terça e quarta, será que eu posso estar extraindo o dente mesmo esta semana? Não estou aguentando a dor nesse dente que está com a cárie, será que foi o enxaguante que provocou a dor? Como já disse em um comentário anterior que eu tinha muita arritmia, todas as anestesias mexem com o coração? Meu cardiologista sempre manda eu usar anestesia sem vaso constritor, qual a diferença ? São dois tipos de anestesias ou tem mais? Estou com muito medo de extrair o dente. Queria saber também, que eu fiz exame uma vez minha glicemia deu 101, tem algum problema em extrair os dentes, sempre que fazia o exame dava 84 de glicemia, mas esse ultimo deu 101, até quanto de glicemia o dentista pode extrair, eu não tenho diabetes porque faço exame sempre e só dessa vez deu um pouquinho alterado, e também não dá tempo de fazer outro exame, pois estou com muita dor, fiz depois na farmácia o teste outro dia deu 84, pode também tomar anestesia depois de ter tomado antibiótico e anti-inflamatório ou tem que dar um tempo? E se eu for arrancar os dentes, qual seria melhor arrancar primeiro, o que está com a cárie ou o que eu fiz o canal e está com a fístula, mas ainda continua vermelho e com pus e inchado, não tem problema de arrancar? Depois de quantos dias pode arrancar o outro dente? Por favor me ajude estou muito preocupada, se puder me responder logo eu agradeço! Obrigada!
Berenice, QUANTAS PERGUNTAS! O.o
1. Sim, é possível que a diarreia seja consequência do antibiótico. Esse costuma ser um efeito colateral.
2. Não, pra gengivite a clorexidina é o melhor enxaguante bucal. E só porque você teve algumas aftas, não quer dizer que você seja alérgica… é só uma pequena reação local.
3. Se a dentista indicou a necessidade de extração, não tenho razão, pelo seu relato, pra duvidar dela. Se o dente está extruído (“cresceu”) e você tem problema periodontal, deve ser necessário extrair, sim. Tudo depende do suporte ósseo disponível.
4. Sim, pode fazer retratamento com presença de fístula. Durante o tratamento ela vai desaparecer. Não é questão de você “preferir” arrancar, cada caso tem uma indicação e vale a avaliação do dentista. Se você extrair o dente, terá que usar prótese… resolve um problema, arranja outro.
5. Sentir dor num dente com água fria pode ser normal, sim. É preciso avaliar com mais critério pra definir se há alguma alteração.
6. Não é porque um dente dói que o “ideal” é extraí-lo. Pelo contrário: se há como salvá-lo, esse é o ideal.
7. Mesmo com diarreia é possível extrair um dente. Uma coisa não tem nada a ver com a outra.
8. Não, certamente não foi o enxaguante que provocou a dor.
9. Anestesias locais não “mexem com o coração”. É que as anestesias convencionais contêm uma substância chamada “vasoconstritor”, que serve pra anestesia ficar mais tempo no local da aplicação e, portanto, ter efeito mais prolongado. Quando o dentista detecta no exame / anamnese motivo pra não usar um anestésico com vasoconstritor, ele usa sem. Tipos de anestesia há bastante, várias substâncias, e cada uma delas pode ser associada ou não a vasoconstritores.
10. Se sua glicemia em jejum deu 101 apenas 1 vez, não quer dizer que você tem diabetes, mas talvez tenha tendência a desenvolvê-la, por isso é bom ficar de olho. Se você não tem diabetes é possível fazer extrações sem problema e, se tivesse, bastaria que ela estivesse compensada (“tratada”).
11. Mesmo tomando anti-inflamatório e antibiótico, pode tomar anestesia normalmente.
12. Sobre qual dente extrair antes: como disse antes, primeiro é preciso verificar se há indicação de extração. Havendo, a prioridade é de se extrair o que está doendo e/ou que está com infecção. Se houver necessidade de tomar alguma medicação pra controle da infecção antes extrair o dente, seu dentista prescreverá. É ele quem decide se é possível ou não realizar a extração em determinado instante.
13. Numa mesma sessão pode-se extrair vários dentes, não é preciso fazer um por vez. Depende do caso e do julgamento do dentista.
UFA. 🙂
Oi, extrai uma raiz de um dente faz um mes, mas agora esta doendo muito naquele buraco e o dente do lado tbm esta doendo demais, e o de tras tbm, ou seja, o buraco esta entre os dois dentes, o q eu faço pra amenizar a dor ?
Gilsimar, procure seu dentista e relate esses sintomas. Pode haver uma infecção, por exemplo. É preciso reavaliar.
Olá, me chamo Jonilson e queria saber se: quando extrai um dente (último dente inferior) não sei o nome que se dá, ele nasce novamente? Extrai em 2003, isso é normal?
Jonilson, e ele nasceu de volta? Qual a sua idade?
Desculpa, tenho 31 anos e na época da extração tinha 20 ou 21 anos, não me recordo exatamente.
Então certamente o seu dente já era permanente e, portanto, não nascerá outro no lugar.
Olá, to sem grana e só posso ir ao dentista daqui 2 semanas, e já tem 2 semanas que estou tomando nimesulida e ibuprofeno. Isso é perigoso? Ou posso continuar tomando até lá?
Yáh, não recomendo. Não é bom ficar tomando anti-inflamatório assim de forma contínua. Mas você pode tomar um analgésico a que esteja acostumado e correr no dentista assim que der!
Boa tarde, estou com um curativo provisorio no dente, hoje de manhã fui na emergencia pois estava doendo e não abriram o dente so me deram amoxicilina para tomar… ja tomei mas ainda estou com dor, o que fazer?
Luzia, a amoxicilina, embora trate a infecção, não elimina a dor. Pra isso é preciso um analgésico. O ideal seria trocar o curativo. Procure um dentista.
So posso ver minha dentista segunda por q estou sem dinheiro, como faço para aliviar a dor?
Você pode tomar um analgésico a que esteja habituada. Mas não é garantia de que a dor vá passar, via de regra o dentista precisa intervir.
A minha dentista pôs um curativo no meu primeiro molar mas ta doendo muito, isso é normal?
É comum, Marcleide. O dente “inflamado” e fechado com curativo pode doer por causa da “pressão interna” que ocorre por causa da atividade das bactérias. A ação imediata é trocar o curativo, e a solução é tratar o canal do dente. Procure sua dentista e relate esses sintomas.
Dra, não sei se entendi errado o que leio sobre saúde, mas que eu saiba, antibiótico combate bactérias. Pensei que não tivesse nenhum efeito contra vírus. Na sua definição, antibióticos servem também contra vírus e fungos. Por quê?
Paulo, você tem toda razão. Da forma como eu tinha colocado deu a entender que infecções por fungos e vírus também são tratadas com antibióticos, mas não, apenas as infecções por bactérias. Os antibióticos “interagem” sim com esses organismos, como eu disse, mas não quer dizer que eles sejam mortos por antibióticos. Os vírus nem são considerados organismos vivos, então nem poderiam ser mortos, e os fungos, dependendo do tipo de antibiótico, são até beneficiados por ele, já que a eliminação de bactérias pode abrir espaço pra uma infecção fúngica. Enfim… removi do texto os parênteses em que eu citava esses outros organismos pra não dar confusão. Agradeço o alerta. Abraço! 🙂
Boa tarde Dra.
Acompanho seu blog faz tempo, e gosto bastante. Sempre vejo as pessoas tirando duvidas aqui e você sempre é muito atenciosa, então, hoje resolvi perguntar também.
É o seguinte: estou fazendo tratamento de canal no 1o molar inferior direito. Ja faz um tempinho, e no dia que minha dentista marcou para fechar o canal, disse que nao poderia fechar pq estava com secreçao, entao marcou pra outro dia. Voltei, para fechar, e mais uma vez estava com secrecao. Ela colocou um remedio, e marcou pra outro dia. É normal essa secreçao? E ah, toda vez que é pra ser a “ultima sessao” eu sinto muita dor qd ela coloca tipo uma lima diferente, tem uma cor diferente… não sei explicar, mas que ela só usa quando vai fechar o canal. DOI MUITO! Mas durante o tratamento, nunca senti dor. Só quando ela vai fechar. É normal? Aguardo muito sua resposta. Muito obrigada.
Arthur, acontece. Seu dente está liberando o pus da infecção (abscesso), por isso ainda não dá pra fechar. A dor que você sente provavelmente é por causa do fechamento com o curativo, que cria uma “pressão interna” no dente.
E obrigada, fico feliz em ajudar. 🙂
A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.