Como limpar o local da extração de um dente?


Como limpar o local da extração de um denteUma pergunta que sempre me fazem e que eu vivo respondendo. Acho que vale escrever um post só sobre isso. 🙂

Não custa nada relembrar as principais orientações pós-operatórias:

  1. Não fazer esforço físico.
  2. Não ingerir alimentos consistentes ou duros.
  3. Não ingerir alimentos e bebidas quentes. Prefira os mornos e frios.
  4. Não fumar.
  5. Não ingerir bebidas alcoólicas.
  6. Não fazer bochechos (a não ser quando indicado por seu dentista) ou cuspir.
  7. Higienizar o local.
  8. Tomar a medicação que seu dentista prescreveu, pelo tempo indicado por ele.
  9. Comparecer para remover os pontos.

O local da extração consiste basicamente num “buraco” (uma loja óssea chamada alvéolo) protegido pelos pontos que o dentista deu na gengiva. Sim, é normal que fique esse ‘buraco”, porque a gengiva, nesse caso, cicatriza de uma forma diferente da nossa pele, um processo que se chama cicatrização por segunda intenção, ou seja, as bordas da ferida não se juntam, a cicatrização se dá “de dentro pra fora”. Então os pontos que o dentista dá (quando não há cortes, claro) servem mais pra formar uma rede de proteção, e não pra fechar o “buraco”, ok?!

Dito isso, vamos falar da higienização.

Pode escovar diretamente o local?

Não. Considere que no local da extração há uma ferida, e feridas não devem ser escovadas. Quando há uma ferida na sua pele, você não mete uma escova nela, certo?! O mesmo princípio vale para a gengiva em cicatrização após uma extração dentária. Escove todos os dentes normalmente, mas o local da cirurgia, não. Até porque provavelmente você não vai conseguir, já que vai doer. Escovar a ferida, além de machucar, fazer doer e provocar sagramentos, pode soltar os pontos. Cuidado.

Pode fazer bochechos?

Sim, mas nunca nos primeiros 3 dias após a extração. Isso porque logo que o dente é removido se forma uma tecido inicial de cicatrização dentro do “buraco” onde o dente estava, chamado coágulo. Ele geralmente parece uma gengiva mole e mais escura. Fazer bochechos nessa fase pode remover o coágulo, o que causará sangramento e até pode levar a uma alveolite. Mesmo passados os 3 dias iniciais, evite bochechos muito vigorosos. Vá com calma.

Então, como limpar o local da extração de um dente?

Essa não costuma ser uma tarefa muito fácil, principalmente porque não é incomum que a pessoa não consiga abrir a boca direito nos primeiros dias após a extração, uma condição chamada trismo, que é um sintoma comum após a extração dos sisos, por exemplo. Nesse caso, um enxaguante bucal pode ser muito útil, desde que – como já mencionado – não se façam bochechos vigorosos pra não remover o coágulo.

Algo que pode ajudar bastante é usar uma seringa (sem agulha) cheia de água limpa, enxaguante bucal ou soro fisiológico pra lavar o local da extração. Da mesma forma que ocorre com o enxaguante, evite fazer isso nos 3 primeiros dias do pós-operatório. Essa estratégia ajuda a remover resíduos alimentares maiores como grãos de arroz, etc..

Outra dica é usar um cotonete umedecido pra limpar os pontos superficialmente, já que sobre eles às vezes se forma uma camada esbranquiçada de resíduos. Essa camada pode e deve ser removida, mas não introduza o cotonete no “buraco” ou em qualquer reentrância, ok?! A limpeza é apenas superficial. É muito comum que a pessoa queira enfiar o cotonete dentro do alvéolo, mas isso não ajuda em nada e ainda atrapalha.

Por último: é praticamente impossível que você consiga manter totalmente limpo o local da extração o tempo todo. Abrir a boca dói, mexer no local dói, higienizar dói. Então não fique muito neurótico, apenas procure fazer uma boa limpeza superficial após cada refeição e seguir as recomendações pós-operatórias do seu dentista. Mesmo que a cor da gengiva pareça estranha, haja inchaço, o seu hálito esteja péssimo e um líquido transparente e com gosto ruim saia do local, não significa que você tem uma infecção. Esses sintomas são comuns e inerentes ao processo inflamatório, que está presente em qualquer cicatrização.

Mas caso realmente você ache que tem alguma coisa errada (muita dor, sangramento, pus, febre, etc..), não hesite em entrar em contato com o seu dentista. É atribuição dele orientar você depois da extração, também.

Fico aqui torcendo pra que você tenha uma boa recuperação. 🙂

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Cirurgia

Marcadores:

2.118 comentários

  1. Doutora, bom dia!
    Li e reli as suas dicas e é de suma importância para quem se depara com tal desespero. kkkkk
    Eu extraí dois sisos do lado esquerdo na sexta passada. A recuperação foi tudo bem, só o surgimento de uma afta que veio atrapalhar, mas vamos relevar. kkk
    Eu tirei os pontos ontem e está cicatrizado, conforme dito pela dentista, porém após a retirada dos pontos, comecei a sentir um pouco de dor, e a área em volta do dente vizinho e o “buraquinho” também estão doloridos. Isso é normal, devido ao tipo de cirurgia e por ter sido o dente inferior?
    Obrigada pela disposição de nos responder!
    Muita paz!

  2. Olá doutora, faz 10 dias que extrai o siso inferior e o dentista disse que estava perto do nervo, ainda não sinto meu lábio e o queixo, acho que pode ser parestesia. Em quanto tempo pode voltar ao normal?? Estou tomando dexador.

    1. Victoria, deve ser parestesia, sim. Pode levar dias, semanas ou meses pra isso se resolver. Como sua cirurgia é recente, fique calma, isso tem tudo pra se resolver logo.

  3. Bom dia, Doutora!
    Retirei o siso de baixo no dia 10/12 e hoje ainda sinto muita dor constantemente, que só passa quando tomo medicamento. E ainda esta muito inchado e tem uma bolinha no inchaço, retornei ao dentista e ele me receitou uma injeção e disse que pode ter ferido o osso, caso isso aconteça qual o risco que corro? Como faço para aliviar a dor?

    1. Caroline, parece ser um abscesso, e imagino que a injeção seja pra tratar isso. Você pode tomar um analgésico. Converse com o seu dentista pra ele prescrever um.

  4. Dra. Ana, boa tarde. Extrai os dois sisos superiores e o inferior esquerdo na sexta-feira (09/12/16). Amanhã irei retirar os pontos e minha duvida é a seguinte, eu ainda deveria estar sentindo dores? Meus labios do lado esquerdo continuam anestesiados, isto é normal? E por fim, perto dos pontos tem uma massa amarelada que eu tentei tirar com o cotonete e não consegui, é normal? Desde já agradeço a atenção.

    1. Thamiris, a cirurgia ainda é recente… é esperado algum incômodo. A sensação de anestesia é algo relativamente comum nessa fase inicial do pós-operatório, se chama “parestesia” e costuma se resolver de forma espontânea, mesmo que demore umas semanas. Se você não consegue remover essa massa amarelada, ok, provavelmente é só o aspecto da sua gengiva em cicatrização, mesmo.

  5. Olá, boa noite doutora, meu nome é Andressa, fiz extração de três dentes do mesmo lado, quando a dentista foi prescrever os medicamentos disse a ela que tive reação alérgica à amoxicilina, mas ela não me receitou um outro antibiótico, passou somente anti-inflamatório e dipirona, nem sequer disse como eu poderia fazer a limpeza.
    Agradeço desde já a atenção!

    1. Andressa, a prescrição de antibiótico não é obrigatória, depende do caso. No seu caso, não deve ser necessário. Quanto à higienização, siga as dicas que dou no post.

  6. OLÁ, ARRANQUEI UM DENTE MOLAR HJ FAZ 7 DIAS. E TA UM CHEIRO HORRIVEL NA MINHA BOCA, JA NAO TEM MAIS PONTO. O QUE FAZER PARA TIRAR ESSE CHEIRO HORRIVEL DO LOCAL DA EXTRAÇAO? INCOMODA MUITO E ESTOU SENTINDO MUITA DOR… DENTRO DO BURACO ESTA BRANCO.

  7. Olá Doutora, faz dez dias que extrai um dente siso inferior, não sinto mais dor, porém no buraco que ficou vejo que tem tipo uma bolinha amarela dentro dele que não sai de jeito nenhum, nem com seringa, nem com bochecho, será que devo me preocupar com ele? Não tenho mau hálito e nem dor, somente sinto um gosto estranho na boca e essa bolinha que não quer sair.

    1. Artur, deve ser o aspecto da própria gengiva em cicatrização. Na ausência de outros sintomas, creio que você não precisa se preocupar.

  8. Oi Doutora, boa noite, eu extrai o dente faz duas semanas, minha dentista disse que os pontos iriam cair sozinhos, so que ate agora não cairam… to viajando e não volto agora, o que devo fazer ????

  9. Boa noite Doutora, já fiz uma pergunta, mas vou dar uma reformulada. Extraí dois dentes do siso do lado esquerdo no dia 19 de novembro e hj completam 20 dias, está tudo perfeitamente cicatrizado, porém existe um buraco na cicatriz do dente inferior que está acumulando restos de alimentos, gostaria de saber se com o tempo esse buraco acaba fechando sozinho POR COMPLETO (e quanto tempo levaria mais ou menos), ou se sempre sentirei esse buraquinho e deveria procurar um dentista para fechá-lo? Obrigada pela atenção.

    1. Fecha por completo. Vai levar de semanas a meses. O dentista não tem como fechar esse “buraco” mais rápido, é preciso aguardar o processo de cicatrização, que é por segunda intenção, ou seja, “de dentro pra fora”.

    2. Olá, eu extrai um dente ha 6 dias atras, amanha vou tirar os pontos, porem eles acabaram sedendo no 3o dia e o local parece estar um pouco aberto, não doi muito, mas eu fumo e estou me segurando, quando tirar os pontos e o local continuar aberto, o que acarretaria o uso de tabaco ?

      1. Vinicius, a gengiva vai ficar com esse aspecto aberto por semanas, a cicatrização gengival é assim mesmo, “de dentro pra fora”. Fumar é uma péssima ideia no pós-operatório, pode haver infecção e alveolite.

  10. Boa noite Drª, extrai dois dentes do siso, do lado esquerdo no dia 19 de novembro, hoje faz 20 dias, está tudo perfeitamente cicatrizado, mas percebo que ainda existe um buraco que está segurando restos de alimentos, gostaria de saber se com o tempo ele vai fechando, ou se é necessário procurar um dentista para fazer algo para que ele feche? Obrigada.

    1. Ele fecha sim, Cristina… pode ficar tranquila. Mas vai levar algumas semanas. Enquanto isso, apenas mantenha uma boa higienização.

  11. Olá, eu fiz a operação do siso há 2 anos e comecei a sentir um incomodo na região onde meu siso foi extraído, fui verificar e vi que um pequeno buraquinho se abriu onde fiz a remoção do dente. Isso é normal?

    1. Não, Juliana. É preciso avaliar. Pode ser uma fístula, por exemplo. Converse com o seu dentista (ou com outro dentista que possa avaliá-la).

  12. Olá doutora! Antes de mais, muitos parabéns pelo blog e por esclarecer as dúvidas que lhe colocam. Vou passar a explicar a minha: extraí um dente do siso (inferior) ha cerca de uma semana. Entretanto já fui ao dentista retirar os pontos, mas reparei que tenho um buraco enorme onde tinha o dente. Não era suposto o buraco estar mais fechado ou pelo menos não ser tão profundo? A gengiva à volta do buraco já está cicatrizada. Será que irá ficar sempre assim? Este buraco irá mesmo fechar por completo? Fico a aguardar. Obrigado.

    1. Fico feliz em ajudar, Victor. Pode ficar tranquilo, o “buraco” vai fechar… é assim mesmo. A gengiva cicatriza por segunda intenção, ou seja, “de dentro pra fora”.

  13. Bom dia, doutora.
    Extrai um dente inferior ha uma semana e hoje fui tirar os pontos. O médico disse pra eu bochechar bastante para não acumular resíduos no local, só que alguns alimentos não saem com o bochecho, então eu pego um palito de dente e com muito cuidado retiro os alimentos de dentro do buraco. Tem algum outro método para evitar que os alimentos fiquem no buraco?? Meu dentista fez uma pequena limpeza com ar hoje e saiu muiiitos residuos e um mau cheiro insuportavel, nao queria que isso voltasse a se repetir.

  14. Doutora, fiz extração de um dente na sexta, deu pontos como procedimentos normais, nao sinto dores nem nada… Minha duvida: é necessário ir ao dentista tira os pontos? Ou eles caem sozinhos?

    1. Breno, é preciso, sim. Os pontos EVENTUALMENTE pode se soltar sozinhos, mas não fique esperando por isso. A consulta de remoção dos pontos é importante, também, pra que o seu dentista faça uma reavaliação e veja como está indo a cicatrização.

  15. Dra. Boa Noite…
    Extrai 2 dentes ha 2 dias, não sinto dor e não ta inchado, mas hoje comecei a sentir um gosto estranho na boca e quando olhei o local da extração em meio ao coagulo tem umas bolinhas amarelas, e quando cuspo sai um liquido meio amarelado.
    Será que é pus?
    Fui ao dentista e ele disse que está normal, mas estou achando estranho porque já extrai outro dente e nada disso aconteceu.

    1. Cada dente / extração é uma situação diferente, Maurício. Esse líquido deve ser só um exsudato inflamatório, comum na fase de cicatrização. En princípio, tudo como esperado.

  16. Primeiramente parabéns pelo blog e pela atenção que da a todas as pessoas!

    E gostaria de saber se quando entrar algum alimento, após 8 dias um grão de arroz, por exemplo, se posso retira-lo com cuidado e com a ajuda de um palito de dente, pois o bochecho não resolveu, então posso?

    1. João, o problema de usar palito é que você pode se machucar. O ideal seria borrifar o local com água usando uma seringa, como explico no texto, ou fazer bochechos um pouco mais vigorosos. Isso costuma resolver.

  17. Dra. Ana, eu amei o seu post!!!
    Extraí 2 sisos há 7 dias e ainda tinha muitas dúvidas sobre a higienização, principalmente quando entra alimento no “buraco”. Mas já vou correndo providenciar minha seringa kkk
    Obrigada pelas dicas! 😉

  18. Bom dia, Doutora!
    Fiz extração dos sisos do lado esquerdo na quarta-feira dia 23/11, ontem 25/11 reparei que ao redor do “buraco” na parte de baixo estava uma camada meio esbranquiçada ao redor do local… Fui ao dentista ele me disse que era normal e que era fibrose, então eu disse que tinha um pouco de medo de higienizar o local, então ele me disse para fazer bochechos bem leves com periogard e colocar gaze com um pouco de água oxigenada, e cuidar muito para não entrar alimentos. Ok fiquei tranquila… No mesmo dia no almoço percebi que entrou um pedacinho de comida no local, como era almoço e não podia ir até o dentista e fiquei preocupada em deixar resíduos no local, então fui até minha irmã que é técnica de enfermagem para ela conferir se era mesmo resíduo… Ela olhou e deu uma mexidinha com uma espatula, ela usou luvas e os equipamentos estavam todos esterilizados. Enfim ela não quis manipular muito pois ficou com medo remover o coagulo, na verdade manipulou super de leve somente na hora de tirar acabou batendo ao lado da extração. Mas me disse que não parecia residuos de comida… Voltei pra casa e aquilo me incomodava parecia que estava alto sabe, então com o periogard fiz bochechos um pouco mais vigorosos e eis que saiu o resíduo… Porém depois de tudo isso fiquei com muito medo de ter prejudicado a cicatrização… Dentro do buraquinho existe uma camada meio branca meio esverdeada, sinto um gosto ruim na boca e estou apreensiva achando que pode ser alveolite ou uma infecção… Não sinto dores muito fortes, mas preciso tomar remedios e hoje é o quarto dia após a extração, deveria parar com os medicamentos… Será que está tudo normal?

    1. Gerusa, me parece tudo normal, dentro do esperado. Se fosse alveolite, a sor seria muito mais intensa. O incômodo que você descreve parece ser o incômodo normal do pós-operatório.

  19. Tirei dois pedaços de dentes que ainda havia, que não tinha mais o que fazer! Foi no segundo molar inferior! Não levei pontos. Gostaria de saber quantos dias devo ficar sem malhar? E se poderia limpá-lo apenas com cotonete? Meu dentista nao me disse nada! Quando perguntei, apenas evitar comidas quentes. Fiquei na duvida, pois vi que é perigoso fazer exercicios fisicos.

    1. Julia, pelo menos 1 semana sem esforço físico, que é mais ou menos quando se removem os pontos. Sim, limpe apenas com um cotonete umedecido (e escove os outros dentes normalmente).

    2. Boa tarde, doutora. Parabéns pela bela iniciativa em tirar dúvidas sobre problemas odontológicos, pois nem sempre conseguimos ou podemos entrar em contato com o dentista que nos atendeu! Extrai, acho que é um siso inferior do lado direito, ele estava de lado já no osso, no último sábado dia 26/11 e após a extração tomei o analgésico de 6 em 6 horas conforme a dentista solicitou, passei compressa de gelo, e consumi comidas pastosas, mas na segunda fui trabalhar então não continuei com a ingestão do analgésico nem com a compressa de gelo, porem quase não dormi com dor. Por quantos dias é necessário usar o analgésico e a compressa de gelo? Desde já agradeço a sua disposição! Que o Senhor a proteja sempre.

      1. Obrigada, Lucélia. 🙂 O analgésico, até quando for necessário. A compressa fria ajuda a conter o inchaço nas primeiras 72 horas após a extração, depois disso o melhor é fazer compressa morna, pra ajudar na resolução do processo inflamatório.

  20. Olá Doutora! Retirei os 4 sisos faz 14 dias. Os lado esquerdo está ótimo, não dói, o buraco está bem pequeno e consigo comer normalmente. Mas o lado direito está muito dolorido, não tanto a gengiva, mas sinto dores latejantes nos meus dentes daquele lado. Faz 5 dias que fui no dentista e ele disse que estava tudo normal e me receitou mais uma semana de nimesulida, periogard e miosan, pois achava que era uma dor muscular. Mas agora já passou essa semana e o latejar continua nos dentes desse lado. Eu notei que nesse mesmo lado que os dentes doem, o buraco do siso inferior está bem fundo (ao contrário do outro lado, que quase fechou já). O dentista me disse que não é alveolite nem nada. Mas a dor não passa. É normal ter essa dor? E os buracos cicatrizarem com tanta diferença de um para o outro?

    1. Ana, se seu dentista não viu alteração, deve ser apenas a dor pós-operatória mesmo, ainda que mais severa. Sim, pode haver grande diferença na cicatrização de um lado para o outro, cada extração é uma situação diferente.

  21. Só em ler os comentários, já tirei todas minhas dúvidas! Parabéns pelo post e pelas respostas rápidas e de fácil entendimento :3

    1. Cristiano, pode. Apenas prefira alimentos menos consistentes (massas, por exemplo) e corte em pedaços menores. Fale e ria com moderação. 🙂 Os pontos eventualmente podem se soltar, mas se você estiver se sentindo bem, não tem problema.

  22. Boa tarde, no dia 26/10/16 fiz extração do terceiro molar esquerdo, no segundo dia senti muitas dores, e após os sete dias fiz a extração dos pontos.
    E logo depois começou a sair um líquido meio amarelo de gosto ruim, comuniquei ao dentista e ele disse que era normal.
    Porém, ainda hoje, a gengiva está descolada do segundo molar, onde as vezes sai o mesmo líquido de antes amarelo/verde.
    E ainda sinto um pouco de dor, mas não é constante.
    Fui a outros dentistas, e ele disse que isso poderia estar acontecendo devido a alimentos que estejam entrando na gengiva. E que para total cicatrização, deveria esperar 130 dias.
    Gostaria de saber a sua opinião, e se o que foi me falado está correto.
    Obrigada.

    1. Thays, tudo dentro do esperado. Procure higienizar bem o local, como explico no texto, pra diminuir a inflamação e evitar infecção.

  23. Olá Dra. Ana, tudo bom? Gosto muito do teu blog e tuas dicas, apesar de eu temer mais um dentista que a morte… haha Tenho uma dúvida, recentemente (5 dias atrás) retirei um dente superior (16 – eu acho) e, além da dificuldade de limpar o local e o “buraco”, estou com uma afta enorme do lado (na gengiva), sinto uma dor moderada (4 de 10) mas contínua no local, e ela espalha para a face e ouvido. Hoje, quando dei uma olhada com auxilio do espelho notei que ainda há no “buraco” uma massa meio amarelada ou esbranquiçada junto com o coagulo (que praticamente não vejo, mas torço pra que esteja lá)… devo me preocupar?

    1. Ester, pelo seu relato me parece tudo normal. O “buraco” vai levar algumas semanas pra fechar, e a afta provavelmente é do atrito do instrumental durante a cirurgia. O aspecto da gengiva pode ficar meio “estranho” mesmo durante o período de cicatrização.

  24. Boa noite, Doutora Ana!

    Faz 15 dias que extraí o pré molar inferior, quebrou e estava só na raiz.
    Estava tudo normal na cicatrização, até que no décimo terceiro dia senti a parte lateral externa da gengiva, que pega no dente da frente, parecia estar descolando. Senti que mastiguei ali por perto e quando tocava com a língua sentia que ela se movia para fora. Ficou um pequeno inchado, só nesta área, desde domingo, que está cobrindo quase todo o buraco do local da extração. E hoje ao escovar, passei de leve a escova no local e vi que essa parte da gengiva se movimenta para o exterior mesmo. Parece que nasceu uma parte nova que está cobrindo o buraco e ela é levemente mais avermelhada que a gengiva normal. Não sinto dor nenhuma, a não ser a dor de sensibilidade do local ainda se mastigo por ali. Será isso normal? Fiquei na dúvida se alguma coisa poderia não estar certa. Não encontrei nada na internet. Será que devo me preocupar e procurar o dentista para averiguar? A senhora teria ideia se pode ser algo ou o processo de cicatrização apenas?
    Obrigado!

    1. OBS: A parte da gengiva que parece estar “descolando” é parte com coloração normal, não a que está mais avermelhada. É a parte que parece ser o contorno do dente.

    2. Charles, deve ser só um tecido de cicatrização, normal, portanto. Na ausência de outros sintomas, eu não me preocuparia. Mas se você achar necessário, procure seu dentista pra reavaliar.

      1. Isso mesmo, doutora. É a papila. E notei que parece que o tecido que surgiu é novo, de dentro pra fora mesmo. Só achei estranho ter nascido tão rápido. Já está praticamente fechado. Obrigado, doutora Ana!

  25. Extrai um dente faz 9 dias, o local do dente esta secando direitinho, mas ainda sinto o desconforto ao redor do dente, é normal?

        1. Rainara, toda cicatrização envolve inflamação, faz parte em maior ou menor grau. Provavelmente não tem nada a ver com o que você comeu.

  26. Oi doutora. Bom, já tem cerca de 5 meses que extraí um siso e ultimamente tô notando que tem uma ponta na minha gengiva. Foi um siso superior. Eu gostaria de saber se pode ser algum pedaço de dente, algum osso ou se é a minha gengiva mesmo. (Obs: é bem dura essa ponta). Obrigado.

    1. O mais provável é que seja um pedacinho de osso, Rômulo. Ou solto, ou fixo. Se está incomodando, procure seu dentista pra reavaliar.

  27. Dra., meu dente do siso acabou de cair (por perda óssea). Que tipo de cuidados devo tomar? Acredito que tenha que ir ao dentista para ele dar pontos para fecha-lo, mas hj é sabado e provavelmente não vou encontrar nenhum disponivel. O que fazer até 2a feira?

    1. Andrea, dentes permanentes não caem assim “do nada”. Pra que isso aconteça, tem que haver um problema periodontal severo… então não é só dar pontos e pronto. O que pode ter acontecido é a coroa desse dente ter quebrado, mas a raiz estar dentro da gengiva, ainda. Enfim… procure um dentista assim que possível pra avaliar e tratar de acordo.

  28. Boa noite Dra.
    Queria tirar uma duvida, extrai um siso inferior faz 5 dias e hj no quinto dia os pontos sairam, mas antes disso acabei batendo meu queixo e fiz um movimento muito brusco e percebi que deve ter sido por isso, mas nao estou sentido dor alguma até entao, queria se corro o risco de alguma infecçao ou algo mais serio.

  29. Tudo bem Dra. Ana? Será possível esclarecer uma dúvida?
    Eu extraí os sisos inferiores há quase 2 anos atrás e me lembro de não ter voltado para retirar os pontos (não sei se por negligência minha ou do Dentista), e o lado direito ficou completamente cicatrizado. Entretanto, desde um ano atrás, sinto reiteradamente inchaços e um certo incômodo no lado esquerdo do siso extraído. Esses dias houve um inchaço bem mais grave, onde sinto dor inclusive. Isso tem a ver com o ponto não retirado? O que posso fazer?!

    Aproveito e parabenizo sua disposição para sanar as dúvidas dos leigos ou interessados nos assuntos odontológicos! Acredito ser um ato não só de profissionalismo, mas de cidadania!

    1. André, obrigada. 🙂 Suspeito que esse ponto deve ter caído há muito tempo. Você vê ele? De qualquer forma, parece haver um processo inflamatório na região, o que já merece atenção. Sugiro que você procure seu dentista pra reavaliar.

  30. Boa noite, Dra.
    Dia 09/11/16 tive q extrair o meu primeiro molar inferior, devido a problemas de longa data. Só q ha dois dias que meu segundo pré molar vem doendo e esta me incomodando. Isso é normal?

    1. Elizabete, é comum que o dente ao lado do espaço da extração fique dolorido, sim. O incômodo tende a diminuir com o passar dos dias.

  31. Bom dia doutora, ja faz 14 dias que tirei os pontos dos sisos que extraí, como eles eram muito profundos e a formação deles era deitado (horizontal), quando o médico retirou os pontos ficou um buraco grande, onde sempre quando me alimento cai muita comida. Fui em outro doutor dia 12 e ele me disse que demora até 3 semanas para cicatrizar totalmente os pontos. Hoje ja está com 2 semanas e o lado esquerdo ja está quase cicatrizado, mas o lado o “buraco” ainda está grande e esse lado ainda está inflamado. Estou preocupado também no caso de o buraco fechar e conter resíduos de alimento nele. Se acontecer isso pode ocasionar algum problema? E nesse meu caso eu posso voltar a praticar musculação?

    1. É assim mesmo, Marcus. A gengiva pode demorar várias semanas pra fechar, bem mais que 3. E se for assim, ok, apenas faça uma boa higienização. Nem sempre você vai conseguir remover todos os resíduos, mas o que você não conseguir, seu próprio organismo se encarrega. Sim, você já pode fazer musculação, apenas respeite seus limites, não force se sentir dor, sangramento ou algum desconforto.

  32. Oi dra. Eu arranquei dois dentes e faz 2 dias, mas eu sinto um mau halito e um gosto horrivel sair de dentro da minha boca, isso e normal?

    1. Bruna, na ausência de outros sintomas, pode ser. No pós-operatório imediato há uma maior proliferação de bactérias anaeróbias, então costuma haver mau hálito, sim. Higienize bem a região da extração, como explico no texto.

      1. Ola doutora Ana, fiz a retirada de um dente que havia quebrado, hoje já faz 5 dias que retirei, e ainda sinto um pouco de dor no local, gostaria de saber se quando os pontos estão se soltando a inflamação e dor são normais? E se devo voltar ao dentista para retirar os pontos? A limpeza do local esta sendo bem dificil fazer.

        1. Danilla, esse incômodo é esperado no pós-operatório. Sim, retorne ao dentista pra remover os pontos, até se eles caírem antes da data agendada. É importante o dentista reavaliar o local da extração pra ver se está tudo bem com a cicatrização. Parece que está. 🙂

  33. Boa noite, hoje faz 11 dias que extrai os segundos pre molares inferiores, gostaria de saber se já posso fazer algum exercício físico.

  34. Bom dia!
    Fui retirar os pontos e na hora começou a sangrar um pouco, o dentista retirou alguns pontos e deixou um para evitar hemorragia, estou com medo, ele fez correto? Tem perigo?

  35. Boa Tarde, Retirei meu siso ha 7 dias e sinto não dor forte, mas um leve incomodo, coceira, e também os pontos machucaram minha boca, e isso esta dificultando comer. Seria alguma inflamação ou é normal da cirurgia?

    Ah e posso ir ao dentista normalmente, os pontos serão retirados ou ainda não?

    Obrigada.

    1. Sofia, é esperado algum incômodo pós-cirúrgico, sim. E inflamação também, a cicatrização envolve inflamação, é normal. Os pontos são removidos, geralmente, depois de 7 dias… então na próxima consulta, seu dentista deve removê-los, sim.

  36. Olá! Doutora, retirei o siso inferior do lado direito dia 1 de novembro, hoje com sete dias ainda sinto muita dor e, apesar de fazer a higiene toda vez que como e colocar Flogoral spray em cima dos pontos, como a dentista orientou, os pontos estão brancos, passo cotonetes, mas não consigo retirar essas “massas” brancas dos pontos. Será que tem risco de infecçao? Os pontos serão retirados dia 16. Outra dúvida, só retirei os sisos inferiores, mas me disseram que provavelmente terei que tirar os superiores, porque eles descem com o tempo e machucam a gengiva de baixo. Isso procede? Desde já, obrigada!

    1. Jacqueline, esse “branco” provavelmente é apenas o aspecto da gengiva em cicatrização. Na ausência de sintomas mais relevantes, eu acho que você não precisa se preocupar. Não vejo risco imediato de infecção, pelo seu relato. Quanto à extração do siso superior, sim, procede. A tendência dele, sem antagonista, é descer em direção ao espaço deixado pela extração do siso inferior.

  37. Olá Drª boa noite, fiz a extração de dois sisos na parte superior da boca nesta quinta (03/11), já havia retirado dois da parte inferior e tinha ocorrido tudo bem, mas na extração desses dois está sendo diferente, os pontos já estão começando a soltar e hoje faz apenas 48 hrs a dor, mas acho que esta dentro do padrão do normal (dores no maxilar, e um pouco no local da extração), o local esta sendo higienizado mas estou com receio de acontecer algo proveniente da queda dos pontos. Devo procurar o dentista para refazer a sutura ?

    1. Não Evelly, acontece. O ponto se solta antes de vez em quando mesmo. Na ausência de sintomas mais relevantes, não precisa se preocupar.

  38. Boa tarde, Dra.
    Extraí um dente há uma semana, os pontos caíram sozinhos.
    Fui hoje ao dentista e ele disse que eu preciso limpar melhor e que passasse o cotonete no buraco!
    Fiz isso, mas saiu preto… com mau cheiro… isso é normal??

      1. Boa tarde, extraí os dois primeiros pré-molares da arcada superior na última segunda feira. Já tirei os pontos e a recuperação está dentro da normalidade. Porém hoje de manhã, entrou comida nos alvéolos, e eu não consigo limpar. É seguro usar algum químico como bicarbonato ou peróxido de hidrogênio pra tentar fazer um efeito efervescente que remova os resíduos? Tem alguma outra dica?

        1. Mauricio, use uma seringa com água, como explico no texto. Não aconselho nada químico. Eventualmente, seu próprio organismo se encarrega de eliminar algum resíduo que você não consiga remover.

  39. Bom dia, eu estou gravida de 36 semanas e extrai dente hj, ta sangrando pouco mas as dores tao muito fortes, gostaria de saber se é normal. Ele mandou eu tomar paracetamol de 8 em 8 horas mas não ta aliviando nada. Tem alguma coisa que possa ser feito?

    1. Ca, pode ser só a dor pós-operatória, esperada, porém mais severa. Mas pode ser alguma alteração também, uma infecção, por exemplo. Dada a sua condição de gestante no terceiro trimestre, sugiro que você procure seu dentista pra reavaliar.

  40. Bom dia doutora, extraí meus sisos dia 19 de outubro e tirei os pontos dia 31. Quando o dr. foi tirar os pontos ele falou que estava com muitos alimentos, mesmo eu usando periogard, escovando e tentando limpar com o cotonete. Informei para ele que eu estava com a parte perto do dente muito inchada e até hoje dia 03/11/16 ainda está doendo muito e inchado, mas ele não passou nenhum remédio só pediu para eu continuar usando Periogard por mais 1 semana. No caso doutora, quando ele tirou os pontos ainda ficou um pequeno buraco que quando eu me alimento entra comida toda hora, eu não consigo limpar e quando tento colocar água ou o periogard em uma seringa pra colocar nesse buraco e limpar, dói muuuiitoo, sinto uma dor que chega doer na alma, mas infelizmente para não deixar sujo eu estou fazendo isso, mesmo doendo muito. Eu estava tomando ibuprofeno para amenizar a dor e nimesulida de 12 em 12 horas, parei de tomar dia 02/11/16. A senhora teria alguma solução para ajudar nesse meu problema, pois estou com medo de estar infeccionado? Obrigado!

    1. Marcus, a gengiva deve levar semanas pra fechar, então é esperado esse “buraco”, é assim mesmo. A dor pode ter várias razões como, por exemplo, sensibilidade dentinária no segundo molar, que é usado como apoio durante a extração do siso e pode, também, ter uma pequena exposição radicular (que via de regra se resolve com a cicatrização). Eu acho que o ideal é tomar um analgésico mais adequado. Converse com o seu dentista.

  41. Doutora, fiz extração do meu dente, comi cuscuz e miojo morno, nada quente, minha extração ficou tipo onde eu arranquei o meu dente parece que esta com umas manchinhas brancas, estou preocupado.

  42. Boa tarde, tirei meu siso tem dois dias, no primeiro dia pós operatorio, meus pontos sairam, estou sem dor, só estou preocupada que possa acontecer alguma coisa.

      1. Doutora, arranquei um siso sexta passada, hoje fui olhar como estavam os pontos e vi um buraco onde era o dente. É normal ? Estou apavorada. E para comer ? Não corre risco de comer e entrar comida la dentro? Obg

        1. É assim mesmo, Carolina. Esse “buraco” vai levar semanas pra fechar, já que a gengiva cicatriza por segunda intenção (“de dentro pra fora”). Coma normalmente, mas higienize bem depois, como explico no texto.

  43. Boa tarde doutora, extrai meu siso incluso de baixo dia 03/10/2016, e o buraco está aqui ainda grande, ai tudo que eu como tenho que tirar com bochecho, so que hoje eu pude perceber que nao esta saindo tudo mesmo com bochecho, ai peguei um palito de dente limpo, e enfiei devagar no buraco e saiu residuos demais e sangue no residuo, ai o que eu faço? Segunda feira volto na dentista, mas sera que vai ter necessidade de dar pontos novamente para fechar o buraco mais? E no caso desses residuos que vao acumulando dentro do buraco e que ficam impossiveis de tirar so se sai se for no caso enfiando o palito, isso pode dar problema e dificultar na cicatrização? Obrigada.

    1. Aline, o maior risco de dar problema é se você ficar “enfiando” o palito pra remover esses resíduos. A gengiva vai levar semanas pra fechar, é assim mesmo. Use uma seringa com água pra borrifar o local, como explico no texto. Deve ajudar.

  44. Olá, Doutora. Tirei o dente do siso inferior há mais ou menos 1 ano, e agora a área está inchada e sinto dores, aparentemente há uma pequena ferida no canto onde foi retirado, no qual com o inchaço faz com que eu morda minha bochecha. Gostaria de saber se isso é normal ou devo ir ao dentista. Obrigada.

    1. Carolina, o ideal é que você vá ao dentista pra avaliar. Não é normal qualquer inchaço ou lesão depois de 1 ano da extração.

  45. Ola Doutora, bom dia.
    Ha 3 dias os meus dentes começaram a doer muito, anteontem fui na minha dentista e ela deu-me alguma medicação. Antibiotico, e uns compridos para quando tiver dores muito fortes. Hoje ja não me doi tanto, mas ainda tenho a minha gengiva muito inchada e esquisita, os meus labios tambem estão um pouco inchados, e tenho um pouco de impressão quando abro a minha boca. Na zona da frente dos dentes doi muito, como posso fazer higiene nos meus dentes?

    1. Maria, com uma escova BEM macia e paciência. Mas é essencial tratar logo o problema, se a gengiva está inchada pode haver problema de canal ou na própria gengiva. Enquanto não for determinada a causa e feito o tratamento, não há previsão de melhora.

  46. Olá Doutora,

    Fiz a extração e no local da anestesia apareceu uma bolinha com descamacao e muita dor. Isso é comum ocorrer?

    1. Leonardo, pode ser só do processo de cicatrização. Você está tomando algum analgésico? Porque “muita dor” pode ser sinal de alguma alteração mais relevante. Sugiro que você procure seu dentista pra reavaliar.

      1. Olá doutora, eu fiz a extração de dois sisos, fiz hoje dia 16/12/16, e aparentemente possui um pedaço de dente, aí abri minha boca e observei, e vi uma pontinha branca, tem perigo do dentista ter deixado alguma partícula de dente ? O local também está sangrando um pouco, isso é normal ?

        1. Jhenifer, o mais provável é que seja um pedacinho solto de osso, mas sim, pode acontecer de ser um fragmento de dente. Muitas vezes a gengiva expulsa isso sem grandes problemas, mas se estive incomodando, procure seu dentista pra reavaliar. Quanto ao sangramento, se forem episódios curtos, de fácil resolução, não precisa se preocupar.

  47. Boa noite, no inicio do mês extrai os dois sisos superiores e tudo ocorreu bem, dia 13 extrai o siso inferior esquerdo, no 6, 7, 8, 9 dias após extraídos comecei a sentir dores fortes, fui a dentista no dia 8 e retirou os pontos e me receitou bochechos de meio agua oxigenada e agua, mas mesmo assim continuou doendo, não sai nada (sangue, pus…) mas hoje percebi o buraquinho e alguma coisa como fosse um grão de arroz, e já esta doendo menos, isso é normal e ta tudo bem?

    1. Debora, provavelmente foi só a dor pós-operatória mesmo, ainda que mais severa. Na ausência de outros sintomas, acho que você não precisa se preocupar.

  48. Boa noite Dra.
    Tirei o dente que fica antes do siso há um mês, mas continuo com o buraco aberto. É normal? Quanto tempo leva até fechar?
    Obrigada pela sua atenção.

  49. Dra. Ana,
    Há alguma alternativa de remédio ao Spidufen® 600?
    Esse remédio é o ÚNICO que cura m. dor, mas… ao mesmo tempo, ele é de um gosto tão horrível, que simplesmente se me torna impossível conseguir tomá-lo completo!

  50. Bom dia Doutora,
    Fiz a extracao do dente 37. A dentista falou que a extracao foi simples e tudo correu bem (fiz na Espanha, eles aqui nao dao pontos.) Hoje faz 5 dias e continuo com dor no local (nao muito forte) – estou tomando paracetamol e Ibuprofeno e esta tudo controlado. Mas minha duvida é: em cima do buraco se formou uma pelinha branca – que nao estou segura se é resto de comida ou a propria recuperacao de gengiva. Ontem com um cotonete umido consegui limpar um pouco, mas acho que nao foi boa ideia, pois senti dores mais fortes o dia todo. Deveria ver um buraco negro ou é normal essa camada mais esbranquiçada? Tenho medo de isso poder provocar outra infeccao. Muito Obrigada, Mariana

    1. Mariana, em princípio é o aspecto da gengiva em cicatrização. Limpe apenas superficialmente, não force a remoção de nada que você não tenha certeza do que seja. Se for alguma sujidade, seu próprio organismo deve eliminar.

  51. Olá Ana. Li já varias dúvidas sobre pontos mas continuo com a minha que tem situação diferente.
    Tirei um siso superior e um inferior (do mesmo lado) e levei os devidos pontos em ambas as regiões. Os pontos superiores soltaram sozinho no 7º dia, mas a recuperação chegou praticamente em seu auge no 11º dia (eu já conseguindo fazer tudo normal).
    Tomei os devidos medicamentos por 12 dias (então acho que fiz um bom tratamento).
    Hoje já é o 22º dia após a cirurgia, e até hoje não voltei ao dentista pra tirar o(s) ponto(s) inferior, justamente porque não foi nada e consigo limpar mesmo já tendo formado um buraco profundo bem no canto da boca (de forma q com muuuuito esforço da pra ver o ponto lá no fundo). É muito perigoso eu esperar meu organismo cobrir e se livrar do ponto? Deve demorar mais pouco tempo né? Desde já, grato com seu belo trabalho solidário.

    1. Marcus, se tem um ponto e ele não é reabsorvível (e não deve ser), tem que remover. Nada garante que seu organismo vai se livrar dele. Converse com o seu dentista.

      1. Olá doutora, fiz a extração de um siso (ciso) vai fazer quinze dias e tem um buraco q cai resíduos, isso me deixa aflita. Também pude perceber que parece q ficou uma parte do dente. Isso é normal?

        1. Grazi, se “parece” que ficou, talvez não tenha ficado. De qualquer forma, se você acha que pode haver um pedaço de dente, procure seu dentista pra reavaliar (o mais comum é que seja um pedaço solto de osso). Quando aos resíduos, é comum que isso aconteça, faça a higienização como explico no texto (com a seringa).

  52. Bom dia Dra., parabéns pelo seu dia.
    Extraí o antepenúltimo dente na sexta feira, a dentista passou apenas nimesulida e dipirona, sendo q em outra extração outra dentista havia receitado amoxilina e nimesulida. N estou sentindo dores intensas, mas ao acordar, hoje 4° dia, tenho uma leve dorzinha. Nao seria o caso de tomar a amoxilina para n infeccionar, ja q eh um antibiotico? Grata.

      1. Doutora, arranquei meu dente hoje dia 22/10. Em cima dos pontos tem tipo uns resíduos brancos, queria saber se posso limpar de leve com cotonete ou deixar do jeito que tá? Estou tomando paracetamol pois amamento então não sinto muita dor, só de leve.

  53. Ola, queria parabenizar pelo blog e tbm fazer uma pergunta: extrai um dente (o ultimo superior lado direito) sem ser o siso, faz 4 dias, ontem saiu os pontos e eu sinto um mau cheiro, nada de dor, seria normal esse mau cheiro ? O que me assusta e que foi muito dificil a extraçao e teve que abrir muito a gengiva, esta maior buraco… obrigado desde já pela atençao, abraços…

    1. Jefferson, se não há dor, sinal de que tudo corre de acordo com o esperado. O mau odor e o mau hálito são comuns no pós-operatório imediato, tanto pela dificuldade de higienização quanto pela maior proliferação de bactérias anaeróbias inerente a essa fase.

      1. Olá dra, arranquei um siso faz 2 dias! Já comecei a comer algumas comidas mais sólidas como pão e macarrão. E partes desses alimentos estão entrando no buraco do local e ficando por lá, é comum? Pode dar infecção? Alguns consigo retirar mas outros menores permanecem por lá. O que devo fazer? Deixar eles ou dar início a um bochecho leve para tentar tirar? Obrigada e parabéns pelo blog!!!

        1. Gabi, remova o que você puder. Do que você não puder, seu organismo se encarrega. A partir do terceiro dia você pode usar a seringa com água, como sugiro no texto. De leve.

  54. Olá Ana! Parabéns pelo BLOG! Ótima iniciativa! Uma dúvida, já tenho 10 dias de operado, tirei os 4 sisos de vez. Após este período já posso fazer bochechos mais fortes para retirar a sujeira do local ou bochechos não são sempre bem-vindos enquanto o “buraco” não fecha? É normal perder um pouco da sensibilidade de um dos lados do queixo? Obrigado!

    1. Obrigada, André. 🙂 Pode fazer bochechos sim, já é seguro. O “buraco” vai levar meses pra se fechar por completo. Sim, é relativamente comum um pouco de parestesia no pós-operatório imediato, o que via de regra se resolve com o passar dos dias.

  55. Operei na terca dia 03/10 o terceiro molar e hoje dia 08/10 pela manha madrugada senti umas dores bem incomodas e nao me deixam dormir direito, pela manha amenizou um pouco… tomei as 9:30 um Ibupril e cessou… mas sinto no local quando toco na bochecha por fora algo meio duro com leve inchaco no local, tipo uma carne enrijecida… espero que seja o tal “repuxao da cicratizacao”, tomei so por 2 dias o antibiotico amoxilina que o dentista mandou tomar por 5 dias… fiz errado? Se fosse alveolite o anti-inflamatorio iria cessar a dor ? E caso nao seja por tomar o antibiotico errado pode gerar alveolite ainda? Obs: limpo com cotonete com oxigenada 10 vol a superfice do local que ainda esta com pontos, e o leve inchaco rigido endurecido é normal ? Desde ja obrigado !

    1. Marcelo, essa sensação de “caroço” (o “leve inchaco rígido endurecido”) é esperada nessa fase do pós-operatório. Você fez errado sim, antibiótico se toma direitinho, até o fim, senão não adianta. A dor da alveolite é muito forte, não me parece ser o seu caso. Não tomar o antibiótico direito poderia levar a uma alveolite purulenta, mas reitero que não me parece o caso.

  56. Bom dia,
    Extrai um dente que canal não resolvia mais, ja tem 3 dias e infeccionou, o medico passou remedio Amoxilina, Diclofenaco, e Ibuprofeno, estou tomando tudo certo e nada dessa infecção passar, ta com pus na gengiva e em cima dos pontos. O que faço? É normal? Obrigada.

    1. Amanda, normal não é. Mas você já está medicada, então sugiro apenas que mantenha uma boa higienização. Se achar necessário, procure seu dentista pra reavaliar.

      1. Ola Dra. Ana, tenho uma duvida que ta me perturbando… rs
        Fiz a extração do antepenultimo dente que estava estragado e levei ponto… o ponto soltou sozinho mas desconfiada de algo, com um palito de dente mexi em uma pontinha branca q estava no buraco, achei inicialmente que era so residuos de algo que comi, mas era um pedaço de dente que estava dentro, mas como estava solto consegui tirar sem causar danos… mas ontem percebi que ainda tem pedaco no canto, pois senti ao passar a lingua… a regiao esta avermelhada, sinto leve incomodo, ja que por ser gestante minha anestesia foi bem fraca e não pude tomar anti-inflamatorio… dentro esta bem escuro e fico com medo pois o dente estava estragado, tem algum problema esse pedaço mesmo estragado ficar?? E se isso pode impedir a cicatrização?? Obgda!!

        1. Stephanny, se esse fragmento está superficial, sua gengiva deve expulsá-lo sem problemas. Mas, de qualquer forma, seria bom seu dentista avaliar e, se necessário, já removê-lo. A presença desse “pedacinho” pode prejudicar a cicatrização, sim.

  57. Ana, estou com uma duvida, extrai o siso no dia 17/08, ocorreu tudo bem na extração, porém, no dia de retirar os pontos, a dentista fez uma limpeza no local pois observou a presença de pus. E em alguns momentos esporadicos (não é todo dia) sinto um gosto desagradavel no local da operação, e acabo cuspindo algo branco com um odor forte. Depois sinto que está saindo algum “liquido” de dentro da gengiva, acredito que seja pus… o que fazer nesse caso?
    Obrigado pela atenção!

    1. Helton, na ausência de dor provavelmente não é pus, mas um exsudato inflamatório, comum na cicatrização. Apenas continue fazendo uma boa higienização e a cicatrização vai prosseguir sem problemas.

  58. Doutora, eu tirei um dente que tava inflamado, ele saia pus ha uns 8 meses, ai tirei ele ha 3 dias e ele ta com um buraco preto, isso e normal??

    1. Gabriel, deve ser só o aspecto da gengiva em cicatrização. Na ausência de sintomas relevantes, acho que você não precisa se preocupar.

  59. Oi doutora, faz 5 dias que extrai o siso inferior do lado direito, estou sentido muita dor ainda, o dentista me receitou Spidufen 600 a cada 8h, porem nao estou conseguindo ficar 8h sem tomar o remedio, passa umas 4h e ja estou morrendo de dor, ela irradia para o ouvido e para toda a arcada dentaria do lado direito, chega a dar calafrio as vezes, queria saber se pode ter ocorrido alguma infecçao?

    1. Ana, pode. Mas pode ser só a dor pós-operatória “normal” mesmo, embora mais severa. Na dúvida, é bom seu dentista reavaliar.

  60. Doutora, tirei 1 dente do siso faz 4 dias e agora quando coloco água dentro da boca tenho uma sensação que no local da cirurgia está queimando, isso é normal?

    1. Kadu, provavelmente é uma pequena parestesia, um conjunto de sensações “estranhas”, relativamente comum no pós-operatório imediato. A tendência é essa sensação ir desaparecendo com o passar dos dias e com a cicatrização.

  61. Doutora, tirei o dente do siso na quarta (28/09), mas ainda está saindo um pouco de sangue, isso é normal?
    E nesse local também está meio amarelo, não sei te explicar muito bem. Pois como saiu sangue não deu para limpar todo o sangue dessa região e meu dentista aconselhou a não limpar esse sangue que fica no local do siso. Dai não sei se está dessa cor por conta de algo que estou comendo ou se é algo que está saindo do local do siso.

    1. Rodrigo, se forem sangramentos de resolução rápida, ok. Procure não fazer bochechos nem cuspir pra não estimular isso. É normal que a gengiva fique com um aspecto meio “estranho”, faz parte da cicatrização.

  62. Oi Ana, td bem?
    Fiz a exodontia do 18 e do 48 na ultima segunda feira 26/09. Realizei a higienização correta nos 2 dias, e logo no 3° fiz um bochecho mais leve, pois ainda sentia um gosto forte na boca. Quando foi na quinta feira 29/09 eu fui olhar o local da sutura e vi que o dentista não suturou adequadamente o alvéolo, os pontos continuam no mesmo local e intactos. E eu to sentindo um pouco de dor no 17 e 47… é normal isso? E no lugar do 18 formou uma bolinha com excesso de pele, posso ficar preocupada ou ainda pode ser considerado normal? O dentista não me receitou nem pré e nem pós operatório, apenas disse para que eu tomasse um analgésico caso houvesse dor que me deixou um pouco mais preocupada.

    1. Parece tudo dentro do esperado, Alessandra. O alvéolo não é fechado na sutura, pois a ideia não é aproximar as bordas da gengiva, e sim formar uma “rede” de proteção para o alvéolo, que cicatriza por segunda intenção (de dentro pra fora).

  63. Bom dia Dra. retirei um siso inferior na sexta feira e os pontos retirei ontem quinta feira, minha bochecha nao inchou, a dentista me receitou anador somente. Apos a retirada dos pontos chegando em casa olhei no espelho para ver como estava, vi que tem alguma coisa no “buraco” algo de cor preta e branca. O que é isso? Desde ja agradeço!

    1. Provavelmente nada de mais, Luciana… apenas o aspecto da gengiva em cicatrização. Talvez o coágulo, um tecido inicial de cicatrização.

  64. Doutora, eu arranquei um dente chato que tinha uma bolsa com pus ha 4 meses atras e até hoje doi o local dele, isso é normal? Eu tenho diabete tipo 2. Obrigado.

      1. Olá Doutora, eu fiz uma extração de um dente de siso. Hoje faz 4 dias que arranquei esse dente, fiz todo o procedimento, só que ainda continua inchado doendo, e normal. O que fazer ?

        1. Sidney, é sim. A cirurgia é bem recente ainda, e esses são sintomas pós-operatórios comuns. Você pode tomar um analgésico pra dor. Converse com o seu dentista.

  65. Olá Dra, boa noite!
    Eu estou muito preocupada, retirei o siso inferior esquerdo dia 25/08, depois de uns dias com muitas dores e gânglios inchados procurei outro dentista que me diagnosticou com alveolite, abriu, fez raspagem, deu pontos. Depois de uns três dias voltei lá e os pontos foram retirados.
    Há alguns dias atrás meu gânglio do lado que foi extraído o dente começou a inchar, mal estar geral, olhei o dente e o buraco estava tomado de massa branca que consegui retirar na escovação, retornei na dentista e ela disse que provavelmente foi algum alimento que caiu ali e quando ela limpou com jatos de água saiu restos de comida. Ela me indicou a fazer a higiene com a seringa e eu estou tentando, mas quando jogo água vou na lua, sinto uma dor igual a de dente sensível.
    O buraco está imenso e em um mês após a extração ele não fechou nada! Ainda corro risco de ter infecções?
    Não aguento mais!
    Quero que esse buraco feche e eu tenha minha vida normal de novo.

    1. Paula, considerando que você teve alveolite, o processo de cicatrização sofreu um atraso. Normalmente o “buraco” leva semanas pra fechar e, em nível ósseo, meses. O incômodo vai sempre diminuir, mas esse é um processo lento. Não acho que você vá ter uma nova infecção, a cirurgia já tem 1 mês e o pior já passou.

    2. Paula tudo bem???
      Aconteceu a mesma coisa comigo, não aguento mais esse buraco. E aí como está???
      Vc descreveu o que estou sentindo, cada vez que lavo o local com a seringa vou na lua.

  66. Dra., fiz a cirurgia quinta a tarde por volta das 15 horas, agora sabado de manha notei que um ponto do siso soltou, e normal?? Ou devo ir ao meu dentista ??? Desde ja obrigado =)

  67. Boa noite doutora, eu fiz a extração do siso há uma semana e a dentista colocou alguns pontos e disse que não seria preciso retirá-los, mas eu achei que eles iriam sair, o que aconteceu é que a minha gengiva começou a englobar esses pontos, e agora tem um grande buraco, com alguns fios dentro dele, queria saber se esse procedimento é normal, se realmente esses pontos vão ficar dentro de mim, sendo englobados pelo processo inflamatório.
    Desde já agradeço sua atenção.

    1. Depende do tipo de sutura que sua dentista usou, Girlene. Via de regra os pontos precisam ser removidos. Sugiro que você procure sua dentista pra remover os pontos.

  68. Boa noite Ana,
    Na quarta feira fiz extração dos 4 sisos, sendo que os dois inferiores estavam inclusos e os dois superiores semi-inclusos. Pois bem, hoje já faz 6 dias e ainda sinto dor para abrir a boca e uma leve dor no ouvido (lado esquerdo que foi o dente mais difícil para ser extraído).
    Queria saber se é normal e quanto tempo leva para a dor passar totalmente e eu poder falar sem parar outra vez sem sentir tanta dor? rsrsrs

    1. Juliana, cê fala hein?! (tô brincando) 😀

      Os sintomas que você relata são esperados no pós-operatório, ainda mais considerando que foram 4 extrações, e recentes. Talvez leve mais uma semana pra dor passar totalmente, mas isso varia de pessoa pra pessoa. O importante é que ela sempre diminua, até sumir.

      1. Oi Ana… Passou… kkkkkkkk… Estou indo tirar os pontos agora, mas que alívio não sentir mais dor nenhuma. Obrigada pela atenção.

  69. Boa noite Dra. Pergunta: tirei os 4 cisos ha 9 dias e tem o tal do buraco maior nas partes superiores. Posso escovar o local após quanto tempo? Posso comer comida sólida? O que fazer para que este buraco diminua? Além de não pegar peso existe mais algum cuidado?

    1. Priscilla, tem um post bem completo só sobre esse tema aqui –> http://medodedentista.com.br/2012/01/arranquei-um-dente-posso.html

      A escovação do local só quando os pontos forem removidos, mesmo assim com cuidado. Use as dicas de higienização que dou no texto. Pode comer comida sólida sim, é mais questão de bom senso… corte em pedaços menores e prefira comidas não tão duras. Não há nada a fazer para o “buraco” diminuir, disso se encarrega seu organismo e a cicatrização.

  70. Bom dia, fiz duas extrações dia 06.09, tava ocorrendo tudo bem, voltei ao dentista para arrancar mais dois dentes no dia 16.09, então um dia depois da extração minha garganta começou a doer e nos lugares das extrações tem aftas que doem muito, nasceu afta também na bochecha e língua, não consigo nem escovar os dentes, pois a agua faz doer muito. No lado esquerdo fiz extração de um dente e por esses dias o dente ao lado começou um incomodo, uma dor chatinha, pode ser infecção? Ou é normal ? A dentista me passou Arflex por cinco dias nas quatro extrações, ou seja, tomar por dez dias, mas só tomei 5 dias, pois não consegui tomar o resto porque dói muito o meu estomago, o que faço, volto ao dentista ou espero ate tirar os pontos que seria no dia 27.09?

    1. Shayane, até pode ser infecção… mas não dá pra afirmar isso com base no seu relato. Dor pós-operatória é algo esperado. Se voc~e não tomou a medicação como prescrita, a chance de ser infecção é maior. Em princípio, se o quadro não piorar, você conversa com a sua dentista no dia 27.

  71. DRª Ana Tokus

    Tenho 54 anos, devo extrair os dentes siso. Já tenho um com coroa e outro com obturação rachada. Tenho periodontite e com frequência faço raspagem. Por mais higiene que faça.
    Uso ponte fixa na parte superior apenas em sete dentes da frente. A senhora aconselha que faça no restante (extraÍdos) uma ponte fixa ou movel na parte superior?

    1. Jorgina, você está me perguntando se deve extrair os sisos ou é uma afirmação? Se for uma pergunta, vai depender da função desses dentes, se eles ainda são úteis na sua “mordida”. Você vai extrair os demais dentes (fora o siso e os 7 da ponte fixa)? Quais os dentes pilares dessa ponte (nos quais a ponte está fixada)?

        1. Considerando a extração recente, pode ser sim, Vinicius. É esperado que haja alguma dor no pós-operatório, ainda mais imediato.

  72. Doutora, boa noite, bastante interessante seu texto.
    Cheguei até ele por causa de uma coisa que acabou de acontecer…
    Tirei o siso superior direito na quarta feira dia 14, estava com os pontos fechadinhos, tava tudo certinho, mas fui comer um cachorro quente aqui e parece que deu problema… Fui escovar os dentes, bochechei forte, e os pontos não se soltaram exatamente, foram TODOS arrancados de uma só vez, não houve sangramento nem nada (estranho), mas tem uma cratera na minha boca, e agora to sem saber o que fazer, morrendo de medo disso inflamar.
    Esse buraco é normal ?
    E quanto a todos os pontos serem obliterados de uma só vez (eu os engoli sem querer o.O)
    Doutora me ajuda -.-

    1. Eduardo, na ausência de sintomas relevantes (dor, inchaço, sangramento, etc.), não acho que você precise se preocupar. Você deve ter engolido os pontos sim, mas sem problemas. O “buraco” é assim mesmo, a gengiva vai se fechando aos poucos.

  73. Olá Doutora, parabéns pelas dicas!
    Há 6 dias extraí os 4 dentes do siso de uma única vez, senti dor por menos de 24h. No segundo dia acordei sem nada de dor. Trocava a gaze sempre após comer. No quarto dia parei de usar a gaze, todos ainda estão com pontos e os buracos fechados, porém apenas um dente (o mais complicado que teve de serrar na extração) é o único que dá pra ver o buraco mesmo com os pontos, e vejo uma massinha branca lá dentro. Não estou com mau hálito, mas sinto incomodo por conta dessa massa, parece que sinto gosto estranho saindo desse buraco as vezes. Não sinto dor, mas tenho sentido todos os meus dentes amolecidos. Isso é normal, ou pode estar infeccionando?

    1. Parece tudo dentro do esperado, Bruna. Os sintomas que você descreve são comuns após a extração dos sisos, e todos passageiros. Pelo seu relato, não há infecção.

    2. OLA Dra, estou com duvidas, e o seguinte. Fui ao dentista e foi feita a extracao do dente siso inferior esquerdo, nao fui orientado, e fiz a higienizacao do lugar, pensei q fosse sujeiras, mas na verdade era a cicatrizacao. O que devo fazer?? Estou passando a pomada Oncileg A para ajudar na cicatrizacao. Posso continuar?? Ou devo ir a um dentista??

      1. Lucas, não acho que precise de nenhuma pomada. Apenas deixe a gengiva cicatrizar normalmente. Se não há nenhum sintoma importante (dor, inchaço, sangramento, etc.), não se preocupe.

  74. Boa tarde,

    Fiz uma extracção de um siso inferior há 8 dias. Não comi nos 2 primeiros dias nem bochechei. Começou logo a doer no dia a seguir à extracção. Pelo 4º dia ainda tinha dores horríveis, fui novamente ao dentista e ele viu que estava tudo bem, sem infecção. Passou antibiótico e analgésicos. Mas as dores continuaram e pioraram de dia para dia. Ontem fui novamente ao dentista porque não aguento as dores. Ele abriu os pontos e viu que tinha o osso do maxilar exposto e fez um corte na gengiva para sangrar, limpou e receitou mais analgésicos. Acontece que o antibiótico já acabou hoje, estou a tomar analgésicos em dose tripla desde o início, e as dores intensas continuam. Não sei que fazer.

    1. Carla, parece uma alveolite. E alveolite dói muito mesmo. Considerando que você já foi atendida, não há muito o que fazer além de tomar analgésico e esperar que a cicatrização prossiga.

      1. Olá doutora,
        Muito obrigado pela resposta!
        Acabei por ter que ir a outro dentista porque não aguentava as dores. Colocaram uma massa e passaram mais antibióticos. Acabaram faz 4 dias. No entanto continua a doer um pouco (mas nada comparado com o anterior), deita um líquido de sabor horrível e sangra 🙁 é normal ou melhor ir ao dentista novamente?
        Obrigada.

        1. Carla, se a dor está controlada e você está medicada, agora é aguardar que seu organismo se recupere. Os sintomas vão se resolvendo com o passar dos dias. Só se isso não acontecer, procure novamente seu dentista pra reavaliar.

  75. Boa noite, Ana! Extraí o primeiro molar inferior 2 dias atrás e queria saber se posso escovar os dentes (só estou usando enxaguante bucal sem bochechar), e se já posso comer coisas sólidas ou mornas (arroz, carne picadinha, sopa, mingau)? Não aguento mais tomar sorvete, suco, vitamina e coisas doces.

    1. Francisco, sim, você pode escovar os dentes com muito cuidado e comer coisas sólidas, apenas corte em pedaços menores e escolha alimentos não tão duros. É mais questão de com senso, mesmo… depende de como você está se sentindo.

  76. Olá, doutora bom dia.
    Minha duvida é a seguinte, sexta feira passada arranquei o siso superior esquerdo, no ato da extração, acabou machucando o canto dos meus labios por ter tido que ficar fazendo esforço por um determinado tempo para permanecer com a boca aberta… hoje 6 dias depois meus labios estao melhores e começando a cicatrizar, o local da extração esta seco e nao sinto dor… so um leve incomodo por causa dos pontos. Estava marcado para eu ir retirar os pontos amanha, pois completaria 7 dias… mais gostaria de saber se ha algum inconveniente se eu o arrancar apenas na proxima segunda, que completaria 10 dias… pois apesar dos pontos incomodarem, o esforço para ficar com a boca aberta com ela machucada vai ser pior, e temo voltar a machucar o que ja esta melhorando… tem problema esse tempo maior de cerca de 10 dias para retirar os pontos ?

  77. Fiz extração do meu siso, porém essa semana começou uma dor bem na parte onde foi realizada a operação, não estou conseguindo mastigar direito, devido a dor. É normal isso acontecer, depois de quase um mês após a extração?

    1. Bom dia Adriano,

      A cicatrização total de um dente extraído dura de 90 a 120 dias. Durante esse período, é normal ter algum desconforto sim. Mas se for uma dor “fora do normal”, aconselho que volte ao dentista e relate o que esta acontecendo.

  78. Olá Doutora^^ extrai meu dente na sexta passada, é normal ter um liquido amarelo meio transparente sem cheiro no local ? Pelo que me parece ainda não formou o coagulo ! E não sinto nada, nem dor ! Sera que pegou alguma infecção ? Ou é normal? Também aos cuidados, eu coloco água na boca e movo a cabeça devagar de um lado para o outro e passo um cotonete úmido no local ! Ta errado fazer isso?

    1. Me parece que vai tudo bem, Carla. O líquido amarelo é um exsudato inflamatório, uma “aguinha” cheia de proteínas comum no período de cicatrização. Formou o coágulo sim, faz tempo, pode ficar tranquila. 🙂 Pode continuar higienizando como você está fazendo.

      1. Também faço o mesmo, no segundo dia também comecei a sentir um gosto ruim na boca enquanto dormia, fiquei assustada, mas depois pesquisei e vi que era normal, hoje estou no quinto dia, alguns pontos parece que soltaram, mas não sinto nenhuma dor.

  79. Boa tarde, eu queria saber se dá problema ficar pedacinhos de comida perto dos pontos. Eu estou limpando com a seringa, não sei se é paranóia minha, mas mesmo lavando, eu sinto um pedacinhos. Corro risco de pegar alguma infecção?

    1. Gabriela, limpe o melhor possível. Mas não fique “paranoica” não, é provável que você não consiga remover tudo. O que não der, o seu organismo se encarrega de eliminar.

  80. Fiz uma extração ha tres dias e estou sentindo um mau halito danado, e um gosto ruim na boa… isso é normal ? Como posso evitar ?

  81. Eu fiz a cirurgia pra extrair 2 sisos inferiores na sexta, e hj reparei que um dos pontos está fechado e o outro aberto, o que está fechado está bem mais, o que está aberto da pra ver o buraco e está doendo, e normal isso? A minha cirurgia disse o dentista que era complicada, me indicou amoxicilina e diclofenaco e um analgésico.

    1. Erick, pode ser normal, sim. Cada extração é um caso diferente, pode doer mais ou pode doer menos no pós-operatório. Mas, via de regra, alguma dor há.

  82. Oi Dra. Eu retirei os dois sisos do lado direito. Após retirar os pontos meu dentista informou que ficaria um buraco bem fundo, mas que é normal, e é o espaço de “repor” a gengiva, osso, nervos etc. Porém, hoje, tive a sensação de ter algo dentro, e passei o cotonete saiu uma “massa” amarelada com um mau cheio muuuuito forte. E alimento (cebola, arroz pedacinhos de pau de canela que tenho q ingerir por alguns problemas que não vem ao caso), fui tentando limpar mais e mais e mais, e não parava de sair essa massa amarelada e eu fiquei com nojo e parei de mexer, então continuou uma massa branca lá dentro do buraco. Eu to com muito nojo, e fede demais, gostaria de saber se posso bochechar com água oxigenada ou Listerine. E se tem alguma pomada ou algo parecido que pode ajudar na limpeza, ou nesse processo desse buraco “agilizar”, eu to com muito nojo. Notei tbm que sai sangue ao passar um algodão, e normal? E a última dúvida, em mais ou menos quanto tempo esse buraco fecha?

    1. Stefany, se a extração já tem mais de uns 5 dias, faça como eu sugiro no texto: use uma seringa com água pra borrifar o local e limpe superficialmente com um cotonete umedecido. Pode fazer bochecho (de leve), também (com enxaguatório ou água, não recomendo água oxigenada). Essa massa mal cheirosa é uma mistura de resíduos alimentares e um exsudato inflamatório. É assim mesmo. O “buraco” leva semanas pra se fechar.

  83. Olá dra. Bom, eu tirei meu siso faz duas semanas e hoje na hora q fui jantar entrou um pedacinho de arroz no buraco e entrou fundo, então usei um borrifador de água q tem um jato um pouco forte. Tem problema eu usa-lo? Pode machucar ou arrancar o coágulo de sangue do buraco com esse jato? Obrigada.

    1. Jessica, depois de 2 semanas já é seguro borrifar o local. Sem problemas. Mas sugiro que você use uma seringa (sem agulha) pra isso.

  84. Olá dra. Ana! Dia 9/9 a dentista retirou os pontos dos sisos (superior e inferior direito) que foram extraídos em 2/9. Acontece que a parte da gengiva onde foi cortada (na altura do segundo dente antes do siso inferior) não ficou “colada”, ficando afastada uma parte da gengiva da outra, aparecendo o dente. A única coisa que ela falou é que eu preciso continuar usando o periogard (não aguento mais!) para cicatrizar. Essa parte que ficou cortada vai “colar” de novo ? Não estou sentindo dores nem febre, mas estou preocupada porque do lado esquerdo (extraí os sisos do lado esquerdo tbm na semana anterior) o corte fechou tão certinho. Não entendi por que isso aconteceu do lado direito.

  85. Bom dia, Dra. Ana!
    Primeiramente gostaria de parabenizar pelo blog, é incrível e realmente nos tira o medo de dentista! 😉
    A minha dúvida é a seguinte: extrai o siso inferior esquerdo no dia 26/08. Este dente era um pouco problemático, pois inflamava direto, tive que adiar a cirurgia deste, por conta de um infecção com presença de pus. O meu dentista me passou amoxilina de 500mg 3X ao dia por 7 dias. Tomei a medicação normalmente e houve melhora. Remarquei a cirurgia e extrai este ciso, o dentista após a cirurgia disse que ainda havia presença de pus neste dente, por conta disso me receitou mais 500mg de amoxilina 3x ao dia (durante 7 dias), junto com ibuprofeno de 8 em 8 horas durante 4 dias. Mais uma vez tomei tudo direitinho.
    Mas vamos lá, neste dente específico, que foi o último que extrai, ele disse q não era necessário que eu voltasse para tirar os pontos. Achei estranho pois em todos os outros procedimentos eu tirava os pontos com 7 dias, mas enfim, 15 dias depois os pontos estão aqui. Mas percebi que do lado da bochecha está um pouco dolorido ao toque, me parece ser um osso ou coisa do tipo, mas estou preocupado de ainda serem resquícios da infecção. Está levemente dolorido, não consigo passar a escova (isso dsd o sétimo dia de cirurgia) e dói ao toque.
    Não estava sentindo dor nele, mas depois que comecei a prestar atenção estou sentindo um certo incômodo, admito ser um paciente ansioso, mas quanto ao inchaço ele é presente. O que a senhora orienta? Devo retirar esses pontos? É possível que esteja sentindo esse incomodo devido a atenção que estou dispensando a esta cirurgia agora? É possível ser sinal da infecção ainda?

    1. David, obrigada. 🙂 Os sintomas que você descreve são comuns no pós-operatório, não me parece haver alguma alteração relevante ou infecção pelo seu relato. Eu acho que você deve procurar seu dentista, sim, pra remover os pontos. Eles incomodam bastante, e a remoção deles acaba “sumindo” com muitos dos sintomas que você descreve.

  86. Dra. extraí o 36 no dia 31/08. Tudo estava ocorrendo “tranquilamente” na medida do possível, até que exatos 7 dias depois, 07/09, tive uma hemorragia que foi controlada quando fui a um SPA e a dra. que me atendeu retirou o ponto e deu outro. No outro dia, começou a criar uma “massa” amarelada, então resolvi entrar em contato com uns conhecidos dentistas, mas eles falaram que era normal, mas eu sabia que não era, pois quando tem secreção amarelada quase nunca é normal. Então resolvi retirar e quando retirei a massa, o cheiro era terrível e estava em todo o buraco da extração. Limpei tudo, o processo foi indolor e percebi que a cicatrização estava ocorrendo normalmente de dentro pra fora. Queria saber se isso é comum (hemorragia, massa com um cheiro estranho), se a comer alimentos ditos “remosos” podem influenciar numa hemorragia e tb depois de quanto tempo devo retirar o novo ponto. Desde já, obrigado pela atenção e admiro muito o seu trabalho.

    1. Leonardo, acho que “hemorragia” é um termo muito forte para o que você teve, que foi um sangramento controlável. A secreção amarelada pode ser normal sim, sendo apenas um exsudato inflamatório. Os alimentos “remosos”, oficialemente, não interferem com relevância no processo de cicatrização (eu falo só sobre esse assunto aqui –> http://medodedentista.com.br/2014/10/comidas-remosas-o-que-posso-comer-depois-de-extrair-um-dente.html ). Deve ser possível remover o ponto depois de 1 semana.

      E obrigada. 🙂

  87. Ola Dra. Extrai dois sisos do lado direito dia 03/09, hoje passando a lingua comecei a me incomodar, pois sentia como se os pontos tivessem prendendo minha bochecha no local da extracao, e olhando no espelho, vi que realmente era isso, no superior e no inferior, um pedaço da minha bochecha foi costurado junto com os pontos. É normal? Estou agoniada, fico passando a lingua toda hora, minha vontade é puxar pra soltar, de tao desesperada que fico de tanta agonia.

    1. É assim mesmo, Mariane. Seu dentista fez uma incisão aí, por isso os pontos na bochecha. Faz parte da técnica cirúrgica que ele usou. A remoção dos pontos vai acabar com essa “agonia”. 😉

  88. Boa tarde,

    Arranquei um dente ontem, o 16. A raiz era muito funda e ficou com o osso à mostra. A minha dentista colocou compressa/gaze no buraco e deu pontos. É normal?
    O buraco agora está com um aspecto negro com coisinhas brancas, é normal?

    Obrigada.

    1. Ana, sua dentista deve ter usado uma esponja de fibrina, e não gaze. É comum. Na ausência de sintomas relevantes, eu acho que você não precisa se preocupar.

      1. Por gentileza, poderia me tirar uma duvida, retirei um dente meu ha alguns dias atras, estou com os pontos e esta cicatrizando bem pelo meu ver, porem percebi que tem alguns residuos brancos que se formaram, eu posso remover eles ou é alguma inflamação? Ou isso que é o coagulo? Fica bem onde retirei o dente, e embaixo dos pontos, grato pela atenção Dr.¤

        1. Ivan, ou é placa bacteriana ou o aspecto da gengiva em cicatrização, que pode ficar meio “estranho”, mesmo. Limpe o local apenas superficialmente, com um cotonete umedecido, como explico no texto. Se não for removível você não vai conseguir remover, então não se preocupe. Não introduza o cotonete em nenhuma reentrância, a limpeza é apenas superficial.

  89. Drª bom dia, estou impressionada com seu trabalho <3 parabéns! gostaria de tirar uma duvida, extrai os dois sisos do lado esquerdo, inferior e superior, já li e entendi sobre o alvéolo, acontece que eu retirei os pontos ontem 05/09/2016, foi bem sofrido, acontece algo estranho agora, a minha dentista me pediu para fazer bochechos e limpar bem os dentes, acontece que quando eu bochecho e cuspo sai fragmentos do alvéolo que seria o sangue coagulado, esse sangue fede e esta deixando a minha boca com um hálito terrível, e não para de sair esses pedaços diariamente, limpei como vc prescreveu com a seringa mas fica saindo esses pedacinhos, está tudo certo? Será que tem algo que possa fazer para amenizar o gosto ou tem que esperar sair mesmo?

    1. Ludimila, esses fragmentos não são do coágulo, são resíduos mesmo, sujeira. Que bom que eles saem, continue higienizando. Aos poucos esse gosto ruim vai diminuindo, até porque a cicatrização leva a diminuição dessas reentrâncias onde os resíduos se acumulam.

  90. Boa noite Dra.
    Vou extrair amanhã 4 dentes se não me engano serão os pré molares, pois ja arranquei os sisos. Uso aparelho e minha boca não tem espaco. Meu dentista não recomendou o uso de medicamentos, mas quanto extrai os sisos tomei amoxicilina para profilaxia. É necessário tomar ou tem diferença por ser outros dentes ?

    1. Isabella, só é necessário tomar antibiótico (antes ou após a cirurgia) se o dentista disser que precisa. Cada caso é um caso, cada paciente é um paciente. Tomar antibiótico não é obrigatório, ainda mais num caso de extração por motivo ortodôntico.

  91. Boa tarde, Doutora!
    Retirei o siso inferior há um mês, e o buraco enorme continua lá e entra pedaços de comida que não consigo retirar, isso pode dar algum problema? Estou com medo de fechar com alimentos dentro. Obrigada.

    1. A gengiva não vai fechar com alimentos dentro, Andrea. Pode ficar tranquila. O que você não consegue remover, seu organismo elimina. Use uma seringa com água pra borrifar o local, como sugiro no texto. Deve ajudar bastante.

  92. Oi. Extrai o molar 46 há 7 dias, porém minha dentista pediu para eu ir tirar os pontos somente dia 06/09, porém os pontos já caíram, o que faço, ainda sinto muita dor para comer, pois a cirurgia foi muita dolorida.

    1. Às vezes os pontos se soltam mesmo, Suellen. Mas se há dor, seria bom sua dentista reavaliar. Se der pra ela atender você antes do dia 6, melhor.

  93. Olá! Dra., bem no buraquinho que ficou depois da extração criou-se uma pele amarronzada com muito mau cheiro, mas não ha pus ou dor, eu posso tentar tirar essa pele com um cotonete?

  94. Boa noite!!! Recentemente extraí um dente e percebi que ficou algo duro dentro da cavidade (um osso), não sei… gostaria de saber se é normal ou se por acaso pode ter sido o dente que quebrou ao ser extraído.

    1. Pode ser um pedaço solto de dente ou de osso (mais provável), Emmanuela. Pode ser que seu próprio organismo o expulse, mas o ideal é que você procure seu dentista pra reavaliar. Ainda, pode ser só uma aresta óssea, uma “ponta” óssea fixa. Aí, isso deve ir melhorando com a cicatrização.

    2. Olá Dra, extrai o siso da parte de baixo do lado direito (não sei o número do dente, só sei que é siso), hoje retirei os pontos e notei que ficou um buraco, o dentista disse que era normal,o problema é que tô sentindo dor que só passa se eu tomar remédio! É normal isso? Quanto tempo vai durar?

      1. Tamiris, vai levar semanas para o “buraco” fechar, é assim mesmo. E é esperado que haja alguma dor no pós-operatório, controlável com analgésico. Em princípio, tudo normal.

  95. Ola! Extrai o molar e pre molar superior de manha bem cedo, e a noite a garganta inflamou e assoei sangue pelo nariz. Isso e normal?… quais os cuidados a tomar… estou medicado com amoxilina e poltax… devo manter essa medicaçao?

    1. Gilberto, não é normal, não. Se continuar o sangramento nos próximos dias, procure seu dentista pra reavaliar. Se seu dentista prescreveu esses remédios, tome como ele prescreveu.

  96. Boa noite, doutora!!! Doutora, no meio do ano passado, mais ou menos, tive de colocar aparelho, foi tudo muito bom, sem dor, normal, até que esse ano a diaba da minha dentista kkk, resolveu checar se eu tinha dente siso, e sim, tinha os 4 (agora lascou), fiquei logo nervoso, suando frio. Ela disse que eu precisava tirar todos para continuar o procedimento do aparelho, dai eu marquei um por um, tirei o primeiro superior do lado direito, esse não deu muito trabalho, estava todo certinho. Marquei o superior do lado direito, esse veio com defeito, todo torto a desgraça, o cirurgião me deu logo um carão dizendo que não vai doer, “vai nessa….”, doeu demais, mas ocorreu tudo bem na recuperação, agora terei que tirar os inferiores, então vem minha dúvida. É mais complicado de retirar? Estou com medo do dente vir torto igual ao anterior, deu muito trabalho e doeu bastante na hora, mas por ser inferior, dificulta ou melhora a retirada do siso? Agradeço desde já!!!!!

    1. Matheus, a tendência é dos dentes inferiores serão um pouco mais difíceis de remover, porque o osso da mandíbula (parte de baixo) é mais compacto do que o das maxilas (parte de cima). Mas essa é apenas uma tendência. Cada dente é um caso diferente.

  97. Dra., antes de extrair o dente eu estava começando a tratar o canal, ai parei, no fim meu rosto ficou super inchado, dai tomei os antibioticos por uns dias juntamente com o anti-inflamatorio, dai extrai meu dente na quarta 17/08/16, ja faz cinco dias, e doi, é super desconfortavel, sem contar que tinha uma cartilagem, um pedaço de osso eu acho, junto com a pelezinha que ficou na gengiva, nossa ta mt complicado, gostaria de saber se tudo isso é normal e se é normal ter dois buraquinhos?

    1. Patricia, em princípio esses são sintomas normais pós-extração. Onde estão esses 2 buraquinhos? Me explique melhor, por favor.

      1. Dra., parecem dois buraquinhos no local onde o siso foi extraido, doeu muito, senti toda dor, pois o dr. disse que era muito grande e esta começando a aparecer mais um pedacinho de dente, pois ele havia quebrado uma vez, por isso que comecei o canal, e muito fundo, com o que posso lavar doutora, por conta das aftas tem me doído muito, eu lavei com salmoura mas n resolve muito, so resolve quando começa a doer, me indicaram agua oxigenada, posso? Ah dra., para acrescentar, ele nao deu pontos, deixou aberto, esta sendo muito doloroso, nao consigo comer nem pastoso.

        1. Patricia, se você tem aftas, a salmoura é uma péssima ideia (mesmo sem aftas já seria). Prefira um enxaguante bucal sem álcool (o Malvatricin costuma ser bom pra isso). Água oxigenada é um antisséptico ruim, não vejo vantagem.

          1. Dra., mais uma pergunta, as dores cessaram, estou usando enxaguante bucal “periotrat”. So que esta me acontecendo um problema que esta sendo muito desconfortavel, o buraco esta começando a se fechar e esta saindo um pedaço de dente pra fora, acredito que nao muito grande… acontece que antes de eu arrancar o dente ele estava quebrado um pedaço, dai comecei o canal nao terminei etc… quando ele arrancou saiu todo o dente, so que esse pedacinho esta começando a sair e esta machucando minha lingua embaixo, o que devo fazer, é normal, sera que vai sair sozinho ou sera necessario ter que arrancar essa partezinha? Gostaria de saber se tem perigo de infeccionar com esse pedaço de dente.

          2. Pode ser tanto um pedacinho de dente quanto de osso (mais provável, até). Procure seu dentista pra avaliar, pode ser preciso remover, sim. Chance de infecção sempre há, mas não é provável.

  98. Olá Dra, eu extrai o terceiro molar inferior esquerdo dia 18/08. Tenho 16 anos, a cirurgia foi rápida, senti dor somente no primeiro dia após o efeito da anestesia passar, mas depois ficou tudo bem. Eu gostaria de saber por quanto tempo os hematomas ficam na garganta? Meu rosto está levemente inchado, ontem olhei no espelho e vi uma pequena camada meio branca no local dos pontos e eu gostaria de saber o que é, pois vi que quando é pus pode ser uma infecção, etc… Enfim, aguardo a resposta e obrigado pelas dicas!

    1. Glaydson, a coloração normal do rosto vai voltando aos poucos, pode levar de 1 a 2 semanas (geralmente). Essa camada branca pode ser placa bacteriana ou o aspecto da própria gengiva em cicatrização. Na ausência de sintomas importantes, não acho que você precise se preocupar.

  99. Extrai meu dente e não fechou o buraco do dente. Sentia muita dor. Resolvi ir no dentista. Ele fez curetagem e deu ponto de novo. Queria saber depois de quantas horas posso comer ?

    1. Patricia, não há prazo pra isso. A hora que você estiver com fome, coma. Apenas faça isso com cuidado, mastigando do lado oposto.

      1. Gostaria de fazer uma pergunta !!
        Olho no espelho e vejo o buraco onde o dente foi extraido, ele ainda está aberto e estou com ponto !! Demora muito pra fechar ? É normal estar aberto e sentir esse gosto horrível q sai de dentro dele? Pq eu ja fiz a curetagem.

        1. O “buraco” leva semanas pra fechar, Patricia… então pode ser normal, sim. O gosto ruim é um sintoma comum no pós-operatório. Mas se você achar que tem algo errado, não hesite em procurar seu dentista pra reavaliar.

  100. Olá doutora, dia 19/08 extrai meu terceiro molar direito por causa de uma infecção, a dentista extraiu e costurou, e desde ontem, após a extração, vem formando uma pequena bolsa de pus em volta, não dói, mas ainda pode estar infeccionado? E não me recomendou nada de como higieniza-lo, queria algumas indicações…

    1. Eliana, se há pus, pode haver infecção, sim. Sugiro que você converse com o seu dentista. Quanto à higienização, siga as dicas que dou no texto.

  101. Dra. extrai dois dentes sisos ha 4 dias. O local está com uma camada branca de pus e doi muito, o dentista apenas mandou eu tomar amoxilina por 7 dias e tomar Deocil por 3 dias… posso fazer bochechos com oxigenada e Cepacol? o que posso fazer para desinflamar o local… nao consigo falar direito pois o local doi muito.
    Obrigado pela atenção.

    1. Josi, a água oxigenada é um péssimo antisséptico bucal. Faça o bochecho com o Cepacol (sem álcool!), então. Mas devagar, com calma, sem muito vigor. Inflamação é algo presente na cicatrização, não representa necessariamente um problema. Com o passar dos dias vai melhorar.

  102. Doutora, obrigado pela atenção.

    Extraí meus 4 sisos de uma vez no dia 11/08, há oito dias. Os dois de cima não levaram ponto e estão ok, não doem.
    Os de baixo, porém, levaram pontos e ainda doem um pouco. Hoje fiz a retirada dos pontos. Do lado direito, não ficou um buraco, a pele cobriu. Apesar de sentir o local ainda sensível e levemente incômodo, não dói. Do lado esquerdo, está incomodando mais, está levemente inflamado, sai um pouquinho de sangue às vezes e ficou um buraco semi-aberto, por onde facilmente pode entrar algum alimento.
    Tenho muito medo de uma infecção. Como faço para evitar? Mantenho a alimentação pastosa, os bochechos e a escovação local? Por mais quanto tempo, dra?

    Desculpe três perguntas de vez, o cirurgião não estava, quem retirou os pontos foi a enfermeira dele, e ela não me orientou direito.

    Muito grato, dra!

    1. Felipe, apenas mantenha a boa higienização (faça como sugiro no texto). Pelo seu relato não há infecção, parece tudo ok. Pode comer normalmente, apenas com cuidado, corte a comida em pedaços menores.

  103. Olá Dra! Retirei os sisos superior e inferior do lado direito. Faz 50 dias isso, no local a gengiva não cicatrizou por completo, tem um buraquinho. Acumula comida, dependendo da temperatura da comida ou do líquido que estou ingerindo sinto um leve dor nesse local. Uso uma seringa para fazer a limpeza. Nas primeira semana usei clorexidina, hoje estou usando soro fisiológico. É normal ficar esse buraco depois de quase 2 meses? A dor é normal ou precisa ser avaliada? E a limpeza está correta?
    Abs.

    1. Sim Camilla, a gengiva leva meses pra fechar por completo. É assim mesmo. A limpeza está correta, continue assim. Pode haver ainda algum desconforto, é esperado. Me parece tudo dentro do previsto. 🙂

  104. Dra. retirei meus 4 sisos inclusos dia 17/08 e ando sentindo muita ânsia de vômito, é normal? Até pq só estou me alimentando de líquidos, sopas frias, sorvete. Pode ser por causa da alimentação ou por causa da cirurgia? Também estou com dificuldades para abrir a boca, é normal?

    1. Carla, é ânsia mesmo ou enjoo? Pergunto porque pode ser por causa da medicação. Sim, é “normal” ter dificuldade de abrir a boca, ainda mais sendo a cirurgia tão recente e você tendo extraído 4 sisos. O nome disso é “trismo”, e vai melhorando aos poucos.

  105. Boa tarde Drª
    Fiz uma cirurgia no dente siso inferior, ficou a metade do dente, ai tive que refazer, ai tirou tudo, já tem 7 dias e o lugar ta tao fechadinho que ta me dando agonia, so que o dentista deu 12 dias pra tirar, porem posso tirar com 7?

    1. Os pontos estão incomodando, Monalysa? Até é possível removê-los com 7 dias. Converse com o seu dentista, se ele não se opuser, ok.

  106. Olá. Extrai os sisos superior e inferior do lado direito. Levei pontos na parte de baixo, mas não levei pontos em cima ! Extrai dia 12/08/2016, ainda sinto muita dor e está saindo um pouco de pus ! Oq devo fazer ? Desde já agradeço.

  107. Boa tarde Dra., fiz a extração do siso esquerdo inferior e hoje completa 8 dias, ainda sinto um um pouco do “trismo”, não consigo abrir a boca por completo, mas o local da cirurgia não dói, posso fazer bochecho com água oxigenada vol 10 e água morna ? Me ensinaram uma xícara de água morna e uma colher de sopa com água oxigenada, isso iria ajudar a limpar o local ? Ou pode ser que retire o coágulo de sangue e eu venha a ter complicação? Desde já meu muito obrigado.

    1. Kelvin, a água oxigenada não é um bom antisséptico bucal. Sugiro que você use um enxaguante bucal sem álcool. Depois de 8 dias já é seguro fazer bochecho.

      1. Bom dia Dra, muito obrigado pela resposta, rápido e bem explicativo, só tenho mais uma dúvida, hoje pela manhã observando o “buraco” percebi que tem uma manchinha um pouco esbranquiçada/amarelada, não dói e nem tem mau cheiro, achei que fosse algum resto de alimento, mas sei que não é. É sinal de cicatrização?
        Mais uma vez muito obrigado.

  108. Doutora, tirei dois sisos nesta sexta feira dia 12/08, ja hoje 15/08 sinto meus pontos frouxos, tem algum problema quanto a isso ? Nao sinto dores, apenas gosto ruim na boca… eh normal ?

    1. Rafael, tudo dentro do esperado. Os pontos às vezes afrouxam, mesmo. Se não há nenhum sintoma relevante (dor, sangramento, etc.), não precisa se preocupar.

  109. Fiz a extração de um dente há 3 anos, no local sempre desenvolve uma bolinha de pus!… n sinto dores no local, exceto qndo tem pus e após mexer no local a fim de furar, pois isso dá muita agonia, já fui em um dentista e nada falaram a respeito.

      1. Provavelmente não! Última visita foi há muito tempo Dra. O pus gerado nessa bolinha, a qual é por *dentro da gengiva* faz sempre ter um buraquinho aberto na parte exterior da gengiva, ocorreu muitos casos q a gengiva ficava boa e o buraquinho externo fechava finalmente!, mas após alguns *dias* ou *dia* inchava novamente a gengiva e tornava a sair pus, e isso vem acontecendo desde então.

        1. Então o dentista que examinou você não falou nada porque não viu essa bolinha. Se você não se queixou dela durante o exame, ele nem ficou sabendo. Isso é uma fístula, e se há uma fístula, é porque há um foco de infecção. É preciso reavaliar e determinar a origem dessa infecção pra tratar de acordo.

  110. Bom dia Dra. Fiz a extração do 2° pre molar dia 09/08/2016. Gostaria de saber se no dia 15/08/2016 ja posso malhar normalmente? Vou retirar os pontos no dia 16. Tb gostaria de saber se teria como colocar um aparelho ortodôntico para juntar o buraco que ficou, pois só perdi este dente devido a uma lesão com um milho de pipoca rs Pensei na possibilidade de um implante, mas se tivesse como juntar com aparelho seria melhor…

    1. Renata, esforço físico só depois de remover os pontos… e mesmo assim, aos poucos, respeitando seus limites. Sim, pode ser possível fechar esse espaço com aparelho… mas depende do caso. Procure um ortodontista pra avaliar.

  111. Olá boa tarde!
    Arranquei o 1 pré molar direito e esquerdo q são 14 e 24.
    Arranquei na terça, essa noite não consegui dormir d dor, tomei Dorflex, não passou, tomei nimesulida, passou mas em 2h voltou a dor, não sei mas oq fazer, o céu da minha boca tbm está ferido. E sinto alguns gostos ruins na boca, oq deve ser? Só vou tirar os pontos quinta feira, não sei se vou aguentar não!

    1. Leeh, procure seu dentista pra reavaliar. Pode ser só a dor pós-operatória, embora mais severa… mas pode ser alguma complicação, como uma alveolite, também.

      1. Tô tomando nimesulida em 12 em 12 horas, não estou sentindo dor nenhuma.
        Mas sempre tô sentindo gostos ruins e quando limpo parece ser pus. Será q é alveolite?
        Alveolite mata? Tô com medo de ter pego uma infecção e morrer!

  112. Oi Dra.

    Eu extrai o siso superior e fiz uma cirurgia para pericoronarite do siso inferior, tudo do mesmo lado, o esquerdo, o dentista não deu pontos. Optamos por não extrair o siso inferior pois estava em uma posição complicada. Então a opção foi retirar o siso superior, e retirar a pele por cima do inferior, para não haver atrito.

    A cirurgia foi tranquila, demorou uns 40 minutos em média. O primeiro dia após a cirurgia foi tranquilo também, não senti tanta dor.
    Porém no 2 dia, não conseguia abrir a boca, apenas 1 dedo, meu dentista me explicou que é trismo, fizemos tratamento com laser no trismo e na ferida da cirurgia por 4 dias, o problema é que hoje já faz 6 dias pos cirurgia e ainda estou com muita dor do trismo, não consigo abrir a boca ainda, nem higienizar direito, sinto muita dor do lado que foram feitos os procedimentos, essa dor e pressão que se irradia para o ouvido, também estou com dificuldades para engolir pois sinto dor na garganta do mesmo lado.
    O que está me preocupando também, é que meu rosto está torto, minha boca está torta para o lado oposto de onde foram feitos os procedimentos, o meu dentista disse que não está, mas outra pessoas também perceberam isso, alem e mim.

    O que você acha? É normal sentir esses sintomas no caso de trismo?

    1. Esses são todos sintomas pós-operatórios comuns, Raquel. Seu rosto está torto por causa do edema (inchaço), mas isso vai se resolvendo com o passar dos dias.

  113. Olá, extrai 3 sisos no dia 03/08, ocorreu tudo bem, porem ontem dia 10/08 tirei os pontos e vi que ainda tem um buraco que nao cicatrizou completamente e tenho sentido dores… o que fazer ou tomar para amenizar e cicatrizar mais rapido?

    1. Jessica, as extrações são muito recentes, é normal que não tenha cicatrizado completamente… vai levar semanas (até meses, em nível ósseo). Quanto às dores, você está tomando algum analgésico?

  114. Olá doutora!
    Há 6 dias fiz a retirada de 4 dentes de siso, não senti nada, não inchei. E não deu ponto. Mas tá um buraco enorme. Estou preocupada pois não consigo fazer a limpeza total dos “buracos” da parte inferior. Sinto um gosto estranho na boca, eu escovo, mas a escova ainda não retira tudo e faço bochechos de água com água oxigenada. É possível que ainda ocorra uma infecção, estou muito preocupada e um pouco fanática por limpeza.

    1. Érica, pela sua descrição está indo tudo muito bem. O que você não conseguir limpar, seu organismo se encarrega de eliminar. Fique tranquila, não me parece que haja chance de infecção no momento.

  115. Oi Dra. Boa noite ! Eu quero uma opinião, se possível. Estou fazendo um tratamento. Meu dentista fez um raio X e viu que meu siso inferior do lado direito está nascendo, porém ele está nascendo de lado. Ele falou que ele irá causar problemas porque poderá danificar o outro do lado e eu sentirei muita dor. Ele me deu a opção de arrancá-lo. O que achas ? Ele é um recém-formado. Fiz uma extração com ele ontem. Ele é muito atencioso, e está sempre preocupado com o paciente. Esse tipo de cirurgia seria melhor com um mais experiente ?

    1. Camila, se seu dentista indicou a extração, eu acho que você deveria extrair. O fato dele ser recém-formado não é um problema, em si. Mas se você não confia no seu dentista, você pode procurar outro. É um direito seu.

  116. Ola Dra, eu fiz uma extração ha 4 dias. Depois desses dias minha dentista falou que posso fazer bochechos e escovar o local (mas é claro que não vou escovar o local rs vai doer). Depois desses dias tem perigo de sair o coágulo fazendo bochechos?
    E também quanto tempo em média leva pra se cicatrizar totalmente?

    1. Já é seguro fazer bochecho, Letícia. A cicatrização completa (inclusive em nível ósseo) leva meses. Mas em algumas semanas (pelo menos 1 mês), já vai haver uma boa cicatrização.

      1. Obrigada pela ajuda.
        Tenho outra pergunta, eu passei sem querer a escova no local da ferida e saiu um pouco de sangue, como eu não levei ponto senti um pouco de dor. Tem algum perigo?

  117. Doutora, boa tarde.
    Extrai meu siso inferior esquerdo, já vai fazer quase 2 semanas e ainda tenho umas pequenas dores no local e dor de ouvido do mesmo lado. Hoje notei que no buraco há umas coisinhas brancas dentro. Estou higienizando a cada refeição que faço, escovando e fazendo bochecho. Será resto de comida ou parte da cicatrização? Fico com medo de estar inflamado ou ficar resto de comida e infeccionar.

    1. Jéssica, pelo seu relato me parece tudo dentro de um pós-operatório normal. Esse “branco” é o aspecto da gengiva em cicatrização ou, se for bem profundo, o próprio osso da sua mandíbula, o que é normal, também.

  118. Doutora, tirei os dois sisos esquerdos e já retirei os pontos ha 3 dias, porém hoje fui perceber um buraco onde retirei o siso inferior esquerdo, liguei uma lanterna e vi umas coisas brancas, peguei um palito e retirei uma pequena parte, parecia resto de comida.
    É normal ficar com esse buraco mesmo após a remoção dos pontos ? Quanto tempo leva pra se fechar ?
    Fiquei meio preocupado pois só fui me dar conta agora, e desde que vi isso, parei de mexer no local.

    1. Tiago, sim, leva semanas pra gengiva fechar em caso de extração de siso inferior. É assim mesmo. Não introduza nada no “buraco”, apenas higienize segundo as dicas que dou no post.

  119. Olá doutora, boa tarde… ha 4 dias extrai o primeiro pré molar… As primeiras 36 horas fiquei em repouso, depois tive de voltar ao trabalho… Sem a orientação do meu dentista fiz bochecho porém não houve sangramento… Contudo após o efeito da anestesia passar começou uma dor constante no local, minha dentista não passou nenhum medicamento, tomei para aliviar a dor ontem naproxeno de sódio (flanax), essa dor é normal??? O que posso fazer para ameniza-la?? Ps: nao foram dados pontos no local da extração.

    1. Leonardo, sim, é esperado que haja um pouco de dor no pós-operatório. Tome um analgésico. Converse com o seu dentista pra ele prescrever um.

  120. Dra. Ana, fico muito feliz por você responder a todos! Vou retirar meus dois sisos daqui alguns minutos e estou com muito medo, pois os dois estão inflamados (a dentista disse que não teria problema porque eu já estou medicada desde segunda), tenho medo que a anestesia não pegue. Enfim, por ter inflamado uma vez e por esses dois sisos estarem em rota de colisão com outros dentes, já é motivo para extrair? Ela também quer extrair os de cima, mas esses nunca me incomodaram, será que realmente é necessário?

    1. A necessidade de extração depende da avaliação do dentista, Veridiana. Se ela disse que precisa, não tenho razão pra duvidar. E aí, como foi?

  121. Olá! Extrai o meu siso segunda-feira dia 02/08/16, do lado direito do canto inferior, era um siso incluso, o meu Dentista teve que cortar em 3 pedaços para conseguir tirar ele, e a raiz dele, que era só uma pontinha, parecia um anzol, bem enroladinha. Deu um pouco de trabalho para ela sair, mas saiu tudo. Meu Dentista não me passou nenhum medicamento para eu tomar, absolutamente nada, quando a anestesia estava acabando eu senti uma dorzinha, mas bem de leve, e então estou tomando Ibuprofeno de manhã e a noite, por conta própria. E não está doendo, só estou com a bochecha um pouco inchada. Eu queria saber posso continuar tomando este medicamento mesmo sem a prescrição do meu Dentista? Tem algum problema? Desde já muito, obrigada!!!

    1. Cecília, se está funcionando e você se sente bem, tome. Mas que não passe de 1 semana, ok?! Não é bom ficar tomando anti-inflamatório de forma contínua.

  122. Olá DRA, extrai um dente hoje, 02/08, e está doendo quando tento abrir a boca, meu dentista passou um remédio para eu tomar de 6/6 horas, o Tylenol, porém n está aliviando a dor, queria saber se tem outro remédio que eu possa tomar, ele tbm me aconselhou a usar um enxaguante mas n bochechar para evitar mais sangramento, porém quando vou cuspir sangra, pq eu puxo a saliva, o que devo fazer?
    Quando cuspo as vezes doi um pouco e n consigo abrir a boca pra fazer a escovação, é normal?

    1. Adriano, não cuspa. Cuspir estimula o sangramento, sim. Apenas “solte” o liquido da boca. É comum que haja algum incômodo e dificuldade de abrir a boca no pós-operatório, ainda mais com a cirurgia tão recente.

  123. Boa noite, doutora!
    Retornei hoje a dentista que fez a cirurgia para averiguar a causa das dores intensas que venho sentindo. A mesma tirou um raio X do local e disse que estava tudo bem, no entanto, na parte externa, estava iniciando uma infecção, devido uma má higienização. Foi necessário fazer uma limpeza e drenagem para evitar que se agravasse. Foi receitado Azitromicina e limpeza do local com soro fisiológico e bochecho com Periogard. Estou sentindo grande alívio da dor, ainda esta um pouco dolorido, mas, nada comparado ao que sentia antes. Mas uma vez ela disse que só deveria ser tomado Tylex em caso de dor intensa.
    Gostaria da sua opinião sobre esse relato!
    Muito obrigado pela atenção e parabéns pelo excelente trabalho!

  124. Oi bom dia dra., tirei meu dente do siso tem quatro dias, sinto muita dor de ouvido e de garganta, e as vezes de cabeça, mas percebi que ta um lombinho tipo ingua, to preocupada… e gostaria de saber se tenho que manter repouso ainda, porque eu levo e busco meu filho na escola dois quarteirões da minha casa, sera que pode ser perigoso, e to tomando anti-inflamatorio e dipirona mas não corta a dor, que eu faço, e to usando gelo em cima, posso ir levar meu filho sem preocupação?

    1. Vandy, for uma caminhada tranquila, pode sim. Quanto à dor, pode ser apenas a dor pós-operatória, esperada, ainda mais se a extração é tão recente. De qualquer forma, converse com o seu dentista, às vezes é questão apenas de trocar o analgésico.

  125. Boa noite dra.
    Fiz uma extração exatamente há 2 semanas atrás.
    Foi uma cirurgia muito difícil devido estar infeccionado e a anestesia não pegar. A dra aplicou 6 anestesias e no final arrancou meu dente sem. Nunca senti tanta dor, mas qdo sugeri voltar outro dia qdo o dente estivesse sem infeccçao, ela disse q não dava, uma vez q ela já tinha mexido na gengiva e ia ser mto pior se eu voltasse p casa.
    Ela não me deu instruções nenhuma a respeito de nada. Então assim q cheguei em casa a dor tava insuportável e fiz bochecho com água morna e vinagre.
    Fiz bochecho por vários dias, e fiquei a base de nimesulida e tylex. Q a mesma me receitou após a cirurgia.
    Trabalho em farmácia e a farmacêutica me orientou tomar Clavulim 875 por 7 dias, pois disse q estava com pus. Hoje terminei de tomar o antibiótico e o Tylex acabou, mas a dor continua insuportável. Esta inchado e nem a língua consigo encostar.
    Me ajude! Não vou voltar nessa dentorta pois achei ela muito despreparada.
    Acha que devo tomar outro antibiótico? Consegue me orientar? Estou traumatizada. Se voltar em qualquer dentista eles vão mexer e a dor tá insuportável.

    1. Cintia, acho essencial você procurar um dentista pra avaliar. Se você não quer procurar a sua dentista, que seja outro. Se você já tomou o antibiótico, ok. Não dá pra afirmar só pelo seu relato que ainda há infecção, imagino que não, pois você já tomou medicação pra isso… então é provável que a dor seja inflamatória, mesmo. Você precisa de um analgésico. O Tylex estava sendo suficiente pra controlar a dor?

      1. Dra. Ana, desde ja agradeço sua gentileza… é uma linda forma de ajudar as pessoas.

        E sim… somente o Tylex resolvia minha dor. Porém tomei os 24 comprimidos e não tenho outra receita. Estou com medo porq já tem 2 semanas e a ferida ainda parece estar na carne viva… Não senti que ela está cicatrizando ou fechando. Vou ao dentista amanhã, mas estou preocupada pela demora da dor e inflamação passar.

        1. Faça isso. É importante uma avaliação clínica. Mas 2 semanas não é tanto tempo assim em se tratando desse tipo de procedimento.

  126. Boa tarde, doutora!
    Me chamo Fred!
    Extrai meu dente siso superior na sexta-feira, 25/07. Na quinta-feira, 28/07 retornei a dentista para ela dar uma olhada, pois ainda sentia muita dor. A dentista analisou e disse que estava tudo normal e inclusive estava tendo uma boa cicatrização, contudo, pediu que eu escovasse o local da extração para uma melhor higiene. E suspendeu o uso do analgésico, disse que esse só deveria ser usado em caso de dor intensa. Ao chegar em casa, no mesmo dia ainda, comecei a escovar o local. No dia seguinte, comecei a ter um sangramento no local, que até então não havia sangrado, além disso, a dor aumentou de tal forma que fui parar na emergência no dia seguinte, 29/07.
    Lá fui medicado com analgésico e anti-inflamatório.
    Quero saber da senhora, no meu caso, qual o procedimento para estancar o sangramento nessa fase e qual a melhor forma para higienizar o local?
    Desde já agradeço a colaboração!

    1. Fred, quanto à higienização, dou todas as dicas no post. Leia. Não acho boa ideia escovar o local diretamente, vai doer e pode estimular sangramento, sim. Quanto ao analgésico, deve ser usado sim… pra quê esperar uma dor intensa? A ideia é evitar a dor. Evite cuspir, bochechar e comer alimentos muito quentes, vai ajudar com o sangramento.

  127. Boa tarde DR(a) Ana, poderia me ajudar, extrai os sisos do lado esquerdo, o superior e o inferior no dia 25/07, ira retirar os pontos no dia 03/08, o superior nao sinto nada, mas o inferior esta doendo um pouco, esta um pouco incomodo, estou tomando as medicaçoes corretamente nos horarios certinhos, e bochechando com agua oxigenada 10 volumes. Mas mesmo assim parece que a ferida nao esta cicatrizando, minha bochecha esta um pouco inchada ainda. Isso pode ser uma infecção ou e normal ? Pois a retirada do inferior foi bem dificil e dolorida.

    1. Fabiana, todos os sintomas que você descreve são comuns no pós-operatório. Não me parece haver infecção. A gengiva vai demorar semanas pra fechar, é assim mesmo, e pode haver, ainda, algum incômodo.

  128. Doutora, assim como muitos, descobri seu site em busca de respostas, e aqui as encontrei. Parabéns, de antemão, pelo nível da informação prestada, bem como pela dedicação e paciência em responder aos que lhe escrevem.

    No entanto, algumas dúvidas restaram.

    Foi extraído um primeiro molar superior na última terça-feira (26/07), pois ele estava com muita mobilidade há alguns meses (não sei bem o motivo), já havia tido muitas dores em função disso, e a gengiva ao redor dele já estava com um certo inchaço. Não foi possível salvá-lo e tive mesmo que extrair.

    Três dúvidas;
    1) Um dos pontos soltou de um dos lados da gengiva e está meio que “pendurado”. Sinto a ponta do fio na minha língua, e isso está limitando bastante a já restrita alimentação. Tenho medo de, ao deglutir, mexer nesse ponto (que está preso ainda por um dos lados) com a língua e lesionar a região de algum modo. Devo me preocupar com esse ponto que soltou?

    2) Notei que meu céu da boca, mais ou menos na região do dente extraído, ficou com a superfície meio pálida/amarelada. Não está rosada como o resto da superfície do céu da boca, mas também não está roxo, como vi em alguns relatos nos comentários. Devo, também, me preocupar?

    3) Minha dentista me receitou Ibuprofeno e Periogard, apenas. Vi em alguns relatos que foram receitados antibióticos. É necessário tomar antibióticos no pós-operatório? No meu caso, que não foi receitado, corro algum risco de infecção em função da ausência dessa medicação?

    P.S.: Não sinto dor, nem tive inchaço ou algo do tipo após a extração. Apenas essa soltura parcial do ponto e a mudança da coloração do céu da boca.

    Muito obrigado e, novamente, parabéns!

    1. Obrigada, João! Vamos lá:

      1. Sem problema, é bem comum os pontos soltarem. Vai incomodar um pouco, mas não precisa se preocupar.

      2. É uma pequena isquemia, causada pela pressão do ponto na gengiva. Normal, também.

      3. A necessidade de qualquer medicação depende da avaliação do dentista. Se não foi prescrito antibiótico pra você, é porque não havia necessidade. Não é obrigatório.

      1. Doutora, muito obrigado pelas respostas!

        Permita-me apenas mais uma questão (da qual só me lembrei após ter escrito a mensagem anterior): desejo repor a perda desse dente o quanto antes. Minha dentista recomendou aguardar seis meses para começar a conversar sobre um possível implante.

        No entanto, me deparei com um texto seu que trata da possibilidade de se compensar a perda do dente “puxando” o segundo e o terceiro molar com uso de aparelho. Você destaca naquele texto a frequência com que isso é feito em primeiros molares perdidos (meu caso), e que as chances de dar certo são maiores no caso da arcada superior (também meu caso).

        A questão é: em média – e pensando em termos de custo benefício – o uso do aparelho nesse caso é mais indicado do que investir num implante (que, pesquisando por aí, achei em geral bem caro)?

        Obrigado e um bom domingo!

        1. Se houver osso suficiente na região do dente extraído (e tenho dúvidas se há, pois você o extraiu por mobilidade dentária), “puxar” os molares de trás pra fechar o espaço é uma alternativa. Se você estiver disposto a usar aparelho e as condições forem ideias, vale a tentativa. Essa é uma solução mais demorada, mas legitima. Procure um ortodontista pra avaliar.

          1. Obrigado pelo esclarecedor auxílio, a mim e a todos os demais. Ganhaste (mais um) leitor assíduo da sua página.

            Sucesso na carreira e na vida!

            Um abraço.

  129. Olá, Dra.
    Extrai meus dois sisos do lado esquerdo há 14 dias. Na hora de realizar a limpeza do “buraco”, estou utilizando enxaguante bucal Oral B sem álcool. Quando ligo a lanterna para ver se está tudo limpinho, visualizo algo branco dentro do buraco. Existe a possibilidade de ser resto comida? Não consigo alcançá-lo com a língua. Ou esse algo branco pode ser a minha estrutura óssea?

    Estou com medo de ser sujeira e eu não conseguir limpar e acabar inflamando.

    Agradeço desde já.

    1. É muito provável que seja o osso da sua mandíbula, sim. Nesse caso, é normal. A gengiva vai levar alguma semanas pra se fechar.

      1. Bom dia Dra. Ana, tudo bem? Suas dicas me ajudam muito! Por isso voltei ate a senhora pra tirar uma duvida. Eu extrai meus 3 sisos, e agora extrai o 4, esse foi o mais tranquilo… em questao de dor e inchaço. Mas hoje de manhã eu notei que meu ponto ta soltinho como se fosse abrir… isso é preocupante?
        Obs: extrai meu siso na quarta-feira 9:30 am, hoje ainda é sábado. O siso que eu extrai foi o “superior do lado direito”.
        Desde ja lhe agradeço muito!

        1. Milene, pode ficar tranquila! Os pontos às vezes se soltam, mesmo. Se não há sintomas relevantes (dor, inchaço, sangramento, etc.), não precisa se preocupar.

          1. Muito obrigada! Meus pontos realmente soltaram mais sinto que esta tudo normal!
            Você é uma pessoa incrível! Seu site é super organizado e tudo nele é bem explicadinho. E esse seu carinho em responder a cada pessoa, é elogiavel! Obrigada por suas dicas! Que você receba todo esse cuidado e carinho, em dobro.

  130. Ola, retirei o terceiro molar inferior, irei tirar meu pontos amanha ! e ainda sinto dor, fraca, mas incomoda. Alem de sair secreção a todo momento e um odor bastante ruim, é normal ? Sinto receio em comer qualquer outra coisa solida e entrar comida no buraco… apos retirar os pontos, devo me preocupar com isso ?

    1. Rafael, esses costumam ser sintomas normais, sim. Procure higienizar como sugiro no texto, mas não fique muito “neurótico”, não… faça apenas o possível, já é suficiente. 😉

  131. Olá Doutora Ana,
    Estou um pouco preocupada, pois ha dois dia extrai o elemento 26, e a Dentista que fez o procedimento não colocou pontos para facilitar o processo de cicatrização e com isso está doendo muito, pois tudo entra no local.
    Decorrente a isto pode ser prejudicial, ou não tem nada ver?

    1. Sophia, os pontos realmente ajudam nesse sentido, pois formam uma “rede de proteção” sobre o alvéolo, digamos assim. Por outro lado, se você conseguir higienizar direitinho, deve cicatrizar normalmente.

  132. Doutora, é normal, mesmo ponteado, quando abrir a boca ver o buraco siso se abrir, e se não tem algo de errado? Já faz cinco dias que arranquei os 2 sisos, porém não vi nenhum sinal de cicatrização onde estão os pontos. O que a senhora pode me dizer? E também quero saber se vou poder tirar os pontos sem o buraco estar fechado.

    1. Vitória, é assim mesmo. Os pontos servem mais pra proteger o local da cirurgia, o objetivo deles não é fechar o “buraco”. A cicatrização, nesse caso, ocorre “de dentro pra fora”, por segunda intenção, então leva um bom tempo (semanas) pra gengiva se fechar. Portanto, quando você tirar os pontos a gengiva vai continuar aberta.

  133. Boa tarde DRª. Fiz a extração dos sisos laterais direito ha mais de uma semana, e durante a semana passada minha recuperação ocorreu muito bem. Na segunda feira retirei os pontos e a partir de então já consigo me alimentar melhor, mas procuro não mastigar do lado onde fiz a remoção. Hoje no almoço mesmo mastigando no lado esquerdo um grão de arroz foi para o lado direito e ficou bem em cima de onde foi feita a remoção do siso inferior. Eu tentei retira-lo passando a lingua e não estava conseguindo. Então forcei um pouco e tive a sensação que ele tinha entrado para dentro da gengiva. Foi para a frente do espelho e conseguir ver o local onde foi extraído o dente e não consegui enxerga-lo mas a gengiva parece estar fechada (tendo somente uma linha de cicatrização). Existe alguma possibilidade deste grão ter realmente entrado para dentro da minha gengiva mesmo sem que eu consiga vê-lo?

  134. Olá doutora, tirei dois sisos na terça-feira (26/06), ontem, os dois de baixo. Porém eles não haviam nascido ainda, e não tinham raiz, foram tirados por conta do nervo, e se crescessem iriam engatar. Então, ontem sangrou um pouco, mas cuidei, repousei e comi apenas sorvete, dormi com dois travesseiros como prescrito e tomei corretamente as medicações. Hoje quando fui higienizar o local, percebi um coágulo de sangue do lado direito, onde foi mais complicado a retirada, estou MUITO inchada e minha dentista disse que o coágulo é normal, basta retirá-lo e continuar com os mesmos cuidados. Estou preocupada, o que devo fazer?

    1. Também acho que está tudo normal, Karen. Os sintomas que você relata são comuns no pós-operatório, ainda mais com a extração tão recente. Quanto ao coágulo, remova só que estiver “em volta”, o coágulo que está dentro do “buraco” tem que ficar aí mesmo, ele é um tecido inicial de cicatrização e garante que você não tenha uma alveolite seca. No mais, continue seguindo as orientações da sua dentista, vai dar tudo certo. 🙂

  135. Boa Tarde Doutora, eu só posso passar enxaguante bucal só 3 dias após a extração? E nesses 3 primeiros dias eu estou só lavando com água filtrada depois de cada refeição, eu estou fazendo errado?

    1. Usar enxaguante bucal você pode desde o primeiro dia, Josué. O que você não pode é BOCHECHAR e CUSPIR, pois essas ações estimulam o deslocamento do coágulo e o sagramento.

  136. Olá Drª, há seis dias atrás fiz uma cirurgia pra retirar os 4 sisos, eu usei aparelho ortodôntico por dois anos e agora ele solicitou que eu retirasse, os dentes estavam bem profundos, mas foi tudo tranquilo, até agora praticamente não tive dor, porém mesmo eu escovando todos os dentes normalmente como eu fazia antes, usando limpador de língua, enxaguante bucal e limpando os pontos passando o enxaguante através de um cotonete, estou ficando com muito mau hálito, não sei o que fazer.

    1. Fernanda, dada a cirurgia recente, é normal que haja algum mau hálito. Isso se deve à maior proliferação de bactérias anaeróbias, própria dessa fase, e à dificuldade de higienização (da mesma forma). Fique tranquila, o mau hálito vai passar.

  137. Dra., extrai os dentes do siso superior e inferior do lado direito ha 9 dias e já devia ter retornado para retirar os pontos, mas estou viajando. Não sinto dor, estou higienizando com cotonete e tomei os medicamentos conforme a prescrição. Eu posso ficar com os pontos por mais 5 dias ou isso representa algum perigo?

  138. Olá Dra, há 7 meses fui ao dentista e o mesmo extraiu meu penúltimo dente inferior direito (não sei tecnicamente o nome dado a esse dente).
    Enfim, ele deu um ponto no buraco e passou uma medicação pra eu tomar.
    Tomei a medicação da maneira que ele me sugeriu.
    Só que minha rotina diária não me permitiu voltar e tirar o ponto com ele, e também o ponto saiu naturalmente, porém de uns 3 meses pra cá, comecei a sentir dores no local da extração (com uma variação de intensidade, as vezes fortes as vezes fracas).
    Os dentes próximos ao extraído também doem, vez ou outra sai secreção do local de onde foi extraído o dente.
    Mesmo eu tomando anti-inflamatório, o mesmo continua expelindo secreção.
    O que a Sra. supoe que seja o problema e como posso resolvê-lo?
    Grato pela atenção.

  139. Boa noite Dra. me chamo Vitória, arranquei meus dois dentes siso do lado direito dia 24/07 e venho tomando os remédios recomendados pelo médico, só que fui olhar o local da cirurgia e em cima dos pontos tem muita massa amarela, parece pus e tem um gosto muito ruim e um odor horrível por sinal, não está doendo, mas em compensação tem essa massa, queria saber se é normal, e se eu já posso voltar a comer normalmente. Obg pela atenção. Agradecida!

    1. Vitória, essa “massa” provavelmente é uma combinação de resíduos com um exsudato inflamatório, uma secreção comum no período de cicatrização. Na ausência de dor, eu não me preocuparia. Mas procure higienizar bem, siga as dicas que dou no texto. Você pode comer normalmente, sim.

  140. Bom dia doutora, removi ontem os dois sisos do lado direito e não sinto nenhuma dor, a única coisa que me causa desconforto é a incapacidade de abrir a boca e o inchaço. Li que não se deve fazer bochechos, mas após a lavagem dos dentes, para retirar a pasta dos dentes posso meter água na boca e depois abrir a boca para a deixar sair? Não falo de cuspir, mas simplesmente abrir a boca e a água “cai” por assim dizer.
    Muito obrigada.

  141. Boa tarde Dra!

    Fiquei muito ansioso durante a extração do meu dente do siso e a dentista teve que interromper a cirurgia. Ela tirou quase todo o dente, mas disse que ainda ficou um “caquinho”.
    Como funciona a recuperação nestes casos?
    Estou medicado com Amoxicilina, Nimesulida e paracetamol para dor.
    Fiquei preocupado porque estou sem ponto.
    Obrigado.
    Ricardo

    1. Ricardo, se for só um pequeno fragmento, ele pode ser “sepultado”, ou seja, fica onde está, sem maiores consequências pra você. Essa é uma situação até comum. Já se for um fragmento maior, é possível que sua dentista queira removê-lo, ainda. Aí seria preciso uma nova cirurgia. Converse com a sua dentista.

  142. Boa tarde doutora, retirei os meus três sisos dia 13/07, dois superiores e um inferior, estou com a bochecha inchada do lado do dente inferior, minha língua desse lado está dormente, gostaria de saber se isso é normal ou devo me preocupar? Obrigada.

    1. Tatiane, não que seja normal, mas acontece. Essa perda de sensibilidade se chama “parestesia”, e via de regra é totalmente reversível… mas pode demorar dias, semanas ou meses. Como a sua cirurgia é BEM recente, não acho que você precise se preocupar por enquanto. Há toda possibilidade disso se resolver de forma espontânea nos próximos dias.

  143. Ei Dra, bom dia! No dia 13/07 extrai meus 4 sisos de uma vez e foi uma cirurgia muito delicada, pois todos tinham raiz escorpionica (segundo a dentista), teve que retirar osso e no último dente já não podia aplicar mais anestesia, então foi bem sofrido! Horas após a cirurgia quase pirei de tanta dor. No dia seguinte e hoje dia 15/07 já estou bem melhor, sentindo dores leves e um inchaço moderado, pois não fico sem gelo em nenhum momento. Estou comendo apenas sorvete e papinhas batidas e peneiradas bem frias. Minha preocupação é em relação a escovação! Só consigo escovar os dentes da frente, não pois minha boca não abre direito! E tenho muito medo que algum resto de comida possa ficar no lugar das cirurgias, sempre procuro tomar um copo de água gelada pra poder dar uma limpada no local, mas como não pode bochechar tenho me preocupado! Tem problemas? Retiro os pontos se Deus quiser dia 20/7. Muito obrigada pela atenção!

    1. Carolina, essa é uma preocupação bem comum. O que eu posso dizer é: faça a melhor higienização possível. O “impossível”, deixe pra lá! Depois da remoção dos pontos vai ficar mais fácil.

  144. Bom dia, extrai meu siso inferior faz duas semanas e sinto mt dor onde foi a extraçao, alem de dor de cabeça e dor de ouvido do msm lado. Será que está inflamado?

    1. Pode ser só a dor do pós-operatório mesmo, Natalyane. Não dá pra afirmar que há alguma alteração relevante pelo seu relato.

  145. Olá doutora, ha uns 6 meses arranquei o dente do siso, e após 10 dias tirei os pontos. Hoje fui escovar os dentes e percebi que tinha um pedaço do ponto lá ainda. Isso é possível? Estou desesperada. Não sei oq fazer.

    1. É possível sim, Thais. Mas não é motivo pra ficar desesperada. Procure seu dentista… se houver mesmo um ponto, ele remove pra você (eventualmente, esse ponto pode se soltar sozinho, mas não fique esperando por isso).

  146. Olá, Doutora!
    Extrai o segundo molar inferior ontem (dia 13 de junho, quarta feira) e eu acabei esquecendo de perguntar a dentista quanto tempo eu devo ficar sem fazer exercícios físicos, pois só retorno com ela daqui a uma semana para retirar os pontos. Eu posso voltar a academia na próxima segunda já? Sendo que não completou ainda uma semana e eu ainda esteja com os pontos? Ou só posso voltar a fazer execícios físicos depois de retirar os pontos, no caso, depois de uma semana mesmo? Já que nos primeiros dias não é recomendado fazer esforço físico. Gostaria muito de voltar logo a academia, mas temo que haja alguma complicação como sangramento devido a levantamento de peso, ou simplesmente correr etc. Obrigada desde já! Bjos!!!

    1. É preciso aguardar pelo menos 1 semana e a remoção dos pontos, Ana. Deixe o retorno pra depois de quarta-feira. É mais seguro.

  147. Boa tarde, Drª!!! Realizei a extração dos 4 sisos de uma vez só na sexta-feira (08/07/16), não consigo nem tocar com a língua pra sentir os pontos, tenho medo da sensação, rsrs! Pretendo tirar os pontos amanhã, já que fará 8 dias. Gostaria de saber se corre o risco de ficar com algum ponto ainda? Gostaria de saber também, caso tenha caído algum resíduo de alimento no “buraco”, a cicatrização pode ocorrer de forma normal ou terá alguma inflamação, ou alguma outra coisa? Preciso ficar atenta com algum detalhe específico? Dentro da minha boca está saindo uns pedaços esbranquiçados de pele, é normal? Hoje passei o cotonete ao lado de um dos pontos e saiu tipo uma massinha amarela clara, é normal também? Desde já agradeço a sua atenção.

    1. Priscila, pela sua descrição vai tudo dentro do esperado. Não há razão pra ficarem pontos, seu dentista vai remover todos. Quando há algum resíduo dentro do “buraco”, ele acaba senso expulso. Inflamação sempre há, em maior ou menos grau, faz parte do processo de cicatrização. A “massinha amarela” deve ser apenas um exsudato inflamatório, normal dada a situação.

  148. Olá doutora. Eu retirarei os pontos dos dois sisos, só que em um dos lados os pontos praticamente saíram, como se tivessem se rompido. Isso é normal no penúltimo dia??

  149. Tirei o siso, o inferior, já tirei um, agora tirei o outro, tirei dia 08/07 e está com muita afta em volta dos pontos, na bochecha, é normal? E posso botar nistatina no local das aftas ate em cima dos pontos? E o local da extração ta escuro, tipo com sangue seco eu acho, é normal?

    1. Thainá, geralmente essas lesões são resultado do atrito do instrumental durante a cirurgia, é algo até comum. Nistatina serve pra lesões fúngicas, então não acho que seja útil. Você pode usar um enxaguante ou spray como o Malvatricin, por exemplo. Deve ajudar.

  150. Doutora, extrai os dois sisos de cima. Faltam mais dois dias para tirar os pontos. Eu gostaria de saber se posso passar um cotonete DEVAGAR com um pouco de enxaguante bucal no local, pois está fedendo pra caramba (porque preciso comer algo e não tem como eu evitar os dois locais da extração na hora da alimentação). E aproveitando, queria saber (acerca de curiosidade) que mesmo eu ponteado e não sentindo NENHUMA dor, há alguma chance de o doutor retirar meus pontos e eu estar com alveolite??

    Observação: Estou tomando os medicamentos direitinho como o Amoxicilina de 8 em 8 horas.

    Desde já obrigado.

    1. Pode sim, Pedro. É importante higienizar bem. Não, se você não tem dor, nenhuma chance de estar com alveolite.

  151. Olá Doutora, extrai dois sisos do lado direito no dia 01/07, já tirei os pontos, porem ainda hoje sinto muita dor nos dentes do lado da cirurgia, e sinto muita dor, muita dor mesmo, no ouvido do lado direito. Devo me preocupar? O que devo fazer ?

    Obrigada !

    1. Maria, em princípio não. Pode ser só a dor pós-operatória mesmo, dada a cirurgia recente. Mas se você achar que a dor é muita, não hesite em procurar seu dentista pra reavaliar.

  152. Dra, extraí meu siso quinta-feira da semana retrasada, hoje é 11/07/2016 e ainda não tive tempo de ir tirar os pontos. Eles saem sozinhos, ou preciso mesmo voltar ao dentista?

  153. Olá doutora. Hoje arranquei os sisos, e percebi que estão um pouco frouxos no primeiro dia, e sai muito sangue, mas não tanto. Isso é normal ou será que tenho que voltar no dentista urgente para apertar?

      1. Doutora, tirei um dente no dia 9/7, so que no dia 12 comecei a sentir muita dor. Me ajude, o que eu faço? Agradeço desde ja.

        1. Diogo, procure seu dentista pra reavaliar. Pode ser apenas um sintoma inflamatório, mas pode ser uma alveolite, também. É preciso avaliar.

  154. Doutora, gostaria mt de uma ajuda, extrai meus sisos inferiores, 2 de uma vez so, sendo que os pontos estao dificeis de fechar… compareci pra retirar os pontos, o medico colocou novos pontos, pois disse que estava com uma leve inflamacao, passou amoxicilina de 500mg… e por conta propria estou colocando pedra hume para ver se cicatriza, mas ela esta com uma pele branca, meio como fosse uma afta… o que posso fazer para a cicatrizacao?

    1. Jessica, está cicatrizando, fique tranquila. Às vezes, por causa da inflamação, demora um pouco mais, mas nem sempre é possível acelerar esse processo. A “pele branca” pode ser o aspecto da própria gengiva em cicatrização, assim como pode ser por causa da pedra hume.

  155. Olá, Dra. Bom, retirei meus sisos (superior e inferior do lado direito). Minha cirurgia foi pela manhã. A noite senti que os pontos inferiores estavam frouxos e senti uma sensibilidade ao ingerir algo, como água ou até a própria saliva. Isso é normal ou um problema? Aguardo resposta. Obrigada!

  156. Ola doutora, amei o post e li algumas respostas mas não vi nenhuma parecida. Extrai meu dente anterior ao ciso inferior na segunda feira, hoje é sexta e desde ontem (quinta) os pontos ficaram frouxos apos ter feito uma lavagem no local e também comecei a sentir um pequeno incômodo ao fechar a boca (algo bem sutil) e hoje quando fui olhar no espelho vi que os pontos estão com uma pequena quantidade de sangue parecido com o alvéolo que se forma inicialmente. Tomei todos os cuidados após a extração, não fiz esforço nem peguei peso, não ingeri alimentos ou líquidos quentes, ao me alimentar tomei muito cuidado, sempre higienizei a boca com escovação nos demais dentes e sempre com muito cuidado pra não machucar o local da extração. Vou retirar os pontos na segunda mas não sei se tem algo errado e precisarei retornar urgentemente. Agradeço desde já.

      1. Doutora bom dia, acabei passando a escova no local dos pontos bem devagar e os pontos de um lado esta um pouco pendurado , o que eu preciso fazer ? Vou precisar recoloca-los ? Tem 4 dias que retirei os sisos e isto ocorreu hoje.

  157. Ola doutora. Removi o molar inferior ha 4 dias, estou sentindo um incomodo ao passar a lingua ou alimento quando pega em cima dos pontos, leve dorzinha, é comum ate tirar os pontos?

      1. Oi doutora, arranquei dois dentes do siso inferiores já faz 13 dias, estou limpando o buraco com cotonete e está saindo um pouco de sangue, é normal ou devo voltar no dentista?

        1. Normal, Viviane. provavelmente é um sangue superficial, da inflamação da gengiva (normal na fase de cicatrização). Não introduza o cotonete no “buraco”, ok?! Limpe superficialmente, apenas.

  158. Doutora, ola, meu nome e Ronald, a pergunta e pra minha mãe, ela e diabetica, estava com o dente mole, a louca arrancou por conta propria, tenho medo de que aconteça algo com ela, como devo proceder ?

    1. Ronald, realmente, não foi lá uma boa ideia extrair esse dente sozinha! Isso se ele saiu inteiro, suspeito que o que saiu foi a coroa, a raiz deve ter ficado. É preciso procurar um dentista pra avaliar e ver se está tudo ok. E acompanhar direitinho esse diabetes com o médico, pra ela não ter mais problemas.

  159. Olá Dra. tenho a seguinte dúvida… Minha extração foi há 3 dias e agora no terceiro dia notei uma massa meio esverdeada se formando no alvéolo, higienizo tudo direitinho. É normal ou pode ser sujeira mesmo ? O pontos também parecem estar ficando frouxos.

  160. Bom, eu fiz a extração de um dente antes do meu ciso inferior direito no dia 22 de junho, e no dia 29 de junho vou fazer a extração do ciso na mesma localidade, até então estou com a boca com os pontos, só que tem uma camada tipo de gengiva amarelada que tem um odor horrivel e um gosto pior ainda, isso é normal, mesmo eu fazendo a higienização do local, esta incomodando muito.

  161. Dra., minha extracao de sisos ocorreu em 25-06-16. Hoje completara dois dias de cirurgia. Compreendo que o inchaco é normal e que a limpeza é realmente difícil. Só que na base do dente da frente do siso inferior esquerdo esta saindo uma especie de liga amarela clara. Nao sinto dor, mas estou com receio de ser pus. Tentei tirar com o conete mas nao saiu, ate sangrou um pouco. O que faco?

    1. Carla, provavelmente é apenas um exsudato inflamatório, normal, sem maiores consequências. Em princípio, não precisa se preocupar.

  162. Boa tarde Dra. Ana

    Fui ao dentista extrair o dente do siso inferior no lado esquerdo há 4 dias. A minha bochecha inchou e tenho algumas dores. No local da extração sinto que sai um líquido com muito mau gosto e cheira mal. E tem uma massa amarelada. É normal?

    1. Isabel, em princípio tudo normal. Esse líquido e a massa são produtos da inflamação, e toda cicatrização envolve inflamação, é algo esperado.

      1. Doutora, eu tinha feito um canal e coroa no meu terceiro molar inferior direito, mas ele só me deu problemas (quebrava sempre, machucava a gengiva, etc…) e outro dentista sugeriu que eu o extraísse e deixasse que o siso ocupasse seu lugar, já que a reconstrução do dente seria complicada porque o dente já estava detonado… A gengiva que está por cima do siso, que já está apontando, está muito inchada há algum tempo, antes mesmo da extração, que aconteceu ontem. Isso é normal? Acho que o ponto também arrebentou. Isso atrapalhará a cicatrização? E em relação a dor, posso tomar analgésicos? Não estou sabendo identificar se a dor que estou sentindo é do buraco do dente extraído, do siso que está nascendo ou da minha gengiva que está super inchada e machucada (pois quando fecho a boca meu dente superior causa um atrito e consequentemente feridas)… Agradeço a atenção! E obrigada pelos esclarecimentos… Já estava julgando minha dentista como quem não sabia nem fazer suturas antes de saber que não era pra fechar o buraco haha! Abraços, aguardo sua resposta.

        1. Pamela, a dor pode ser uma combinação de tudo isso. Como a cirurgia é recente, nem os pontos foram removidos ainda, é esperado que haja um pouco de dor e inchaço. Sim, você pode e DEVE tomar um analgésico, não tem que ficar sofrendo, não. Converse com a sua dentista pra ela prescrever um. Parece tudo dentro do esperado com relação à cicatrização.

  163. Doutora, retirei os 4 dentes sisos dia 15/06, já retirei os pontos e agora estão em processo de cicatrização, conforme você explicou, a higienização faço direitinho, e mesmo assim ta com um cheiro forte do lado esquerdo, coloquei um pedaço de algodão e vou trocando várias vezes ao dia, isso atrapalha?

    1. Dayane, não que atrapalhe… mas não precisa. O odor ruim é comum nessa fase, procure higienizar mais vezes durante o dia, o algodão só deve piorar o hálito.

  164. Olá! Extrai um dente do siso faz uma semana e já tirei os pontos, só q ainda tá o “buraco” e às vezes sinto q entra alimento, mas não consigo enxergar e também não sei como limpar dentro do buraco sem atrapalhar a cicatrização. Como faço?
    Obrigada, bjs

  165. Dra, parabéns pelo blog tão bem explicativo e em uma linguagem fácil para compreensão de nós, pacientes.
    Agradeço muito pela atenção em responder um a um dos comentários dispostos aqui. Difícil encontrar uma verdadeira profissional assim.
    Bom, essa é minha 2ª pergunta aqui no blog, dessa vez sobre higienização.
    Amanhã é o dia que devo retirar os pontos (fará uma semana da cirurgia). Porém estou muito envergonhada. Os pontos estão cheios de coisas brancas que tenho certeza que são resíduos alimentares, placa bacteriana. Além disso, estou com mau hálito e gosto ruim. Estou escovando todos os outros dentes normalmente. E duas vezes ao dia fazendo bochechos leves com enxaguante bucal. Sei que eu poderia passar o cotonete por cima dos pontos mas sou muito medrosa e fico preocupada de acabar machucando. É comum os pacientes irem retirar os pontos com bastante sujeirinha assim? Estou com vergonha do dentista me achar porca e com medo dele sentir o mau hálito.
    Obrigada mais uma vez !

  166. Boa tarde, doutora.
    Fiz a extração de um dente quinta feira (hoje é sabado), e mesmo escovando os dentes apos a refeição, passando agua fria na boca, percebi a formação de uma camada branca acima dos pontos, mesmo utilizando cotonete molhado passando superficialmente no local nao consigo eliminar toda essa “massa”, isso é normal? Ou pode ser infecção?

  167. Boa tarde Doutora, fiz a extração do siso inferior direiro ha 3 dias, o dente já estava acima da gengiva, para tirar o mesmo precisou fazer corte na bochecha tenho impressão, o que acontece é o seguinte, ao fechar a boca totalmente meus dentes superiores pegam bem em cima dos pontos, então não consigo fechar sem sentir dor ou incomodo. Não ouvi nenhum relato de algo parecido até o momento, de terem utilizado a bochecha para fazer pontos tmb. Agradeço.

    1. Paulo, quando é preciso fazer incisão, os pontos vão até a bochecha, mesmo. Nesse caso, pode incomodar bastante. Mas é normal.

  168. Oi boa tarde! Ontem dia 16/06 extrai um dente. Tenho uma dúvida, lendo os comentários aqui vi que a grande maioria levou pontos e eu não! Estou com o rosto inchado mas acredito que é normal pq recém faz 24 horas! Posso escovar os dentes normalmente?

    1. Rodrigo, geralmente se dá pontos, mas se seu dentista não deu, ok. Pode escovar normalmente, apenas siga as dicas que dou no texto quanto a higienização do local da extração.

  169. Olá Dra… Bom, extrai o meu siso há dois dias! A extração foi super tranquila, não senti dor durante o procedimento, como também graças a Deus não venho sentindo. Não ficou sangrando, a bochecha inchou só um pouquinho logo em seguida, incomoda só um pouco ao abrir a boca, como ja falei, não sinto dor nenhuma… Estou como se não “fiz nada na boca” É normal? Desde já, obrigada!

  170. Olá Dra. Ana. Faz 16 dias que retirei um siso que estava incluso e deitado, no lado inferior direito. No entanto, devido a proximidade com o nervo alveolar, foi retirada apenas a coroa. Não senti muita dor nos dias seguintes a cirurgia mas agora, depois de 16 dias, comecei a sentir sensibilidade nos dentes próximos ao que foi retirado. Também sinto o osso “pra fora” na minha mandíbula (não está visível, apenas palpável). Fora que sinto o dente pulsando quando realizo atividades físicas. Queria saber se isso é normal, porque as vezes pulsa tanto que chega a doer meu ouvido. Não vejo a hora de ficar boa e voltar as minhas atividades rotineiras! Agradeço a atenção.

    1. Júlia, a “pulsação” é um sintoma inflamatório, e toda cicatrização envolve inflamação, em maior ou menor grau. Sensibilidade nos demais dentes também é um sintoma comum no pós-operatório. Esse “osso” que você sente provavelmente é apenas uma aresta óssea sob a gengiva, qua aos poucos vai “aplainando”. Em princípio, considerando o seu relato, não dá pra dizer que há alguma alteração relevantes.

  171. Faz 3 dias que extraí um dente na parte esquerda superior, e tenho percebido a formação de uma camada meio esbranquiçada na região da extração, fico amedrontado de tentar fazer uma limpeza na região, pois penso que poderá sangrar. Eu levei ponto na região e esse é mais um motivo para que não tenha coragem de realizar a limpeza (se necessário). Gostaria de saber se posso fazer a limpeza da área, e como posso realizar a limpeza da maneira mais segura ? E uma outra dúvida que tenho é em relação a retirada do ponto, a minha dentista marcou pra remoção do ponto duas semanas e meia depois do dia da extração, tem risco do ponto cair por si só? Agradecido.

    1. João, você pode e DEVE fazer a limpeza da área. Faça como eu sugiro no texto, cotonete e seringa. O ponto pode cair sozinho sim, mas não conte com isso.

  172. Boa tarde, Doutora

    Extraí meu siso inferior há uma semana. Hoje os pontos foram retirados pela ajudante do dentista. Acontece que ficou um buraco aberto no local da cirurgia. A pessoa que me atendeu disse que o buraco ficou maior que o normal, pois um ponto se rompeu e que com o tempo ele seria fechado. Gostaria de saber a sua opinião sobre esse buraco aberto. Se isso pode ser um problema maior, como por exemplo alvéolo seco. Não sinto dores. Obrigada!!

    1. Normal, Ana. O “buraco” da extração de sisos inferiores é grandão assim mesmo, e a gengiva vai fechando aos poucos, de dentro pra fora (cicatrização por segunda intenção). Se fosse alvéolo seco, você estaria morrendo de dor. 🙂

      1. Obrigada, doutora. Parabéns pelo seu site super informativo e esclarecedor e pela sua atenção com a as perguntas on line!!

  173. Boa noite, doutora!
    Parabéns pelo site!
    Extrai os dentes 28 e 38 dia 9 de Junho de manhã e hj, quase quatro dias depois, a anestesia não passou… não sinto a gengiva lingual do lado esquerdo e o lado esquerdo da língua esta formigando… Sem nenhuma melhora… estou muito preocupada. Acho que a anestesia pode ter lesionado o nervo mandibular, estou tomando analgésico, anti-inflamatório e antibiótico. Nenhum remédio específico para regeneração nervosa.
    Não tenho o contato do dentista.
    O que posso fazer?

    1. Tamires, como assim “não tenho o contato do dentista”? Ele tem que dar assistência a você, se for o caso de não saber o número de telefone, vá ao consultório dele. De qualquer forma: o que você tem é uma parestesia, o que, via de regra, é reversível até espontaneamente. Como a cirurgia é recente, esse é um sintoma relativamente comum. Sobre parestesia eu falo aqui –> http://medodedentista.com.br/2012/07/parestesia-e-culpa-do-dentista.html

  174. Boa tarde Dra,
    Retirei os dois sisos do lado esquerdo faz 3 dias, a principio está tudo bem, já estou comendo de tudo, porém apareceu uma espícula óssea na parte de baixo que está “espetando” a minha língua na hora de comer e beber.
    Gostaria de saber se ela some sozinha? E em quanto tempo?

    1. Flávia, se for um pedaço solto de osso, ele pode até se soltar sozinho… mas eu não esperaria por isso, melhor procurar seu dentista pra remover. Se for uma aresta óssea (fixa), o osso vai ficando plano com o passar dos dias… mas isso pode levar meses. Então, se estiver incomodando mesmo, seu dentista pode fazer uma correção, numa nova cirurgia, e desgastar essa aresta.

  175. Olá doutora, extrai meu dente siso na quinta feira, ontem quando vi tinha uma massa branca, no dia seguinte fui ao dentista e ele falou que tava um pouco inflamado, gostaria de saber se é perigoso ? Fiquei com um pouco de medo ate pq não tou conseguindo comer bem, estou tomando os medicamentos certinhos mas ainda sinto um pouquinho de dor e umas pontadas no local, oq fazer?

    1. Marlene, toda cicatrização envolve inflamação… então a inflamação não é algo perigoso, em si. Os sintomas que você descreve são comuns no pós-operatória, ainda mais com a extração recente. Em princípio não é preciso fazer nada, apenas continuar higienizando e seguindo as orientações pós-operatórias.

  176. Dra., estou aqui mais uma vez. Estou usando periogard após a extração dos 4 sisos, sempre após a escovação. Existe algum problema nisso?

    O cotonete pode estar embebido em periogard quando eu for fazer a higienização? Após quantos dias da extração posso fazer essa limpeza com o cotonete?

    Quantos dias de compressas frias e mornas devem ser feitas?

    Com quantos dias da cirurgia posso ingerir alimentos mornos e sólidos?

    Grata desde já!

    1. Thays, o Periogard, por ser à base de clorexidina, não pode ser usado por mais de 14 dias de forma contínua, pois pode causar alteração de paladar e manchamento nos dentes. Sim, o cotonete pode ser embebido em Periogard, e a limpeza com cotonete pode ser feita a partir do primeiro diz, sempre SUPERFICIALMENTE. Não há necessidade de compressas, em princípio… só se houver muito inchaço (fria nos 3 primeiros dias, mornas a partir disso). Quanto á alimentação, vai muito de como você estiver se sentindo, não há proibição… apenas evite alimentos muito duros e muitos quentes, pelo menos, nos 3 primeiros dias. Depois, em princípio, ok.

  177. Bom dia doutora, fiz a extração de um dente ha cerca de um dia e gostaria de saber quais alimentos devo ingerir tanto para que não abra os pontos no local da extração, como para que aumente o processo de cicatrização da gengiva, e se possivel poderia me informar se há uma média de quantos dias leva pra uma total cicatrização da gengiva, isto é claro, tomando os devidos cuidados, e com quantos dias é possivel a realização de atividades fisicas?

    1. Werbert, nos 3 primeiros dias prefira alimentos mais pastosos e mornos. Depois, se você estiver se sentindo bem, pode comer normalmente, só corte a comida em pedaços menores. Faça uma boa higienização e a cicatrização vai acontecer normalmente. A cicatrização total da gengiva leva meses, mas uma boa cicatrização inicial pode ser obtida em 1 ou 2 semanas. Atividade física só depois da remoção dos pontos, ou seja, pelo menos 1 semana da extração e, mesmo assim, voltando aos poucos, respeitando seus limites.

  178. Dra., boa tarde! Como distinguir se as bolinhas brancas/amarelas que surgem após a extração dos dentes advém de uma infecção ou se fazem parte do processo de cicatrização? Extraí os 4 cisos ontem e um deles estava bem estragado, justamente o que surgiu uma bolinha branca ao lado dos pontos e também uma massa branca.

    1. Thays, a infecção dói muito, geralmente de forma irradiada (espalhada). Já pequenas lesões ou aftas causam apenas algum incômodo local, com muito menos dor. Mas o ideal, claro, é que o dentista avalie.

  179. Olá, fiz a extração de um dente ha dois dias. A dentista não deu pontos, mas pediu para não mexer no local, daí eu me senti incomodada com o cheiro e fiquei cutucando com o cotonete e retirei uma massinha de dentro, agora está seco e estou morrendo de medo de não cicatrizar corretamente. Devo tomar alguma medida?

  180. Arranquei um dente que estava com cisto, depois da extração ficou uma bolinha tipo sangue, e ainda esta um pouco com pus também, o que fazer?

    1. Se a extração é recente, a “bolinha com sangue” deve ser o coágulo, que é um tecido inicial de cicatrização. Não mexa nele, ele tem que estar aí, mesmo. Quanto ao pus, depende… pode ser só superficial, sem maiores consequências, mas se estiver doendo também, pode ser alveolite. Se achar necessário, procure seu dentista pra reavaliar.

  181. BOA TARDE!

    Tirei o dente siso dia 30-05, hoje quando fui limpar o local da extração notei que tinha ficado um pedacinho da linha que da os pontos grudada, liguei para a dentista, ela falou que sai sozinho o pedaço da linha que ficou, é verdade? E posso efetuar a limpeza com uma seringa com agua no local da extração ou só fazendo bochecho com enxaguante já é o suficiente?
    Obrigado, doutora.

  182. Olá Doutora, tudo bem?

    Extraí meus sisos inferiores há duas semanas. Notei que a gengiva do lado esquerdo esta praticamente fechada, porém do lado direito o buraco ainda esta bem aberto, e tem tipo uma massinha branca/amarelada lá dentro. É normal? O que pode ser essa massinha? Vai cicatrizar normalmente, ou eu preciso tirar essa coisinha de dentro do buraco? Tenho receio de o buraco ficar aberto.

    1. O “buraco” não vai ficar aberto, Nathalia… vai cicatrizar, fique tranquila, mas pode levar semanas. A “massinha” pode ser resíduo de alguma coisa ou até o osso da sua mandíbula (normal, dada a situação). Se você não consegue remover, ok, se for algum resíduo seu próprio organismo acaba expulsando.

  183. Bom dia Drª.

    Fiz a extração de dois sisos na sexta passada (03/06). Senti dores nos primeiros dias, mas agora vem aliviando. Estou tomando o antibiótico e anti-inflamatório corretamente. Ontem notei que no buraco do dente de baixo tem tipo algo branco, embaixo no dente, mas não aparenta nada amarelo, nem pus. Não sei se é da própria gengiva que pode estar subindo para o buraco começar a fechar. E não sai da dieta liquida hora nenhuma, então não é nada de comida agarrado.
    E notei que os pontos estão mais “frouxos” também , isso também é normal?! Vou retirá-los na sexta agora.

    Excelente sua página e sua iniciativa! Parabéns pelo trabalho!

    1. Dani, o “algo branco” deve ser o osso da sua mandíbula. Não se preocupe, isso é normal, assim como o frouxidão dos pontos.

      E obrigada. 😉

  184. Dra… Boa tarde! Extrai um siso ha 5 dias. A cicatrização no local parece estar boa, não sangra mais e não dói no local da cirurgia. Estou tomando ibuprofeno. Meu problema é com a bochecha que inchou bastante, que incomoda e eu não consigo abrir a boca direito. Agora está aparecendo uma mancha meio amarela no local. Ontem eu fiz uma serie de compressas quentes, começou a latejar bastante, ao tentar abrir a boca saiu um pouco de liquido branco próximo aos pontos. Isso é normal? O médico não receitou antibióticos. Estou com o retorno agendado para daqui a 2 dias.

  185. Bom dia Dra.
    Ja faz uns dez dias que extrai meu dente siso inferior, pórem logo depois da cirurgia me deu parestesia, e ainda esta dormente, não sinto queixo, bochechas, falei com meu dentista, ele disse para tomar vitaminas do complexo b e anti-inflamatorio, pois a dor esta insuportavel. Gostaria de saber quanto tempo essa parestesia pode durar? Para sempre? Temporário? Estou muito preocupada. Obrigada.

  186. Olá Dra. Ana, eu tenho 33 anos e tinha o segundo molar, ele tava meio mole e com muita dor, não podia encostar nele que doia, ele não tinha nem um buraco, tava um dente perfeito, mas ai tava me incomodando muito, não podia falar porque os outros dentes encostavam nele e doia muito. Eu estou em uma fase muito ruim financeiramente, não tenho dinheiro para ir no dentista e o atendimento publico aqui da minha cidade é uma vergonha. Ai resolvi arrancar o dente puxando ele com as mãos, tentei varias vezes, doia muito, mas até que em fim hoje dia 05/06/2016 consegui arrancar o dente com a raiz e tudo. Na hora sagrou muito, mas depois parou, na hora doeu um pouco mas também parou, eu arranquei o dente era umas 5 horas da manha e agora já é 16:23 e não comi nada com medo.

    1. Luiz, compreendo a questão financeira, mas NADA justifica o que você fez (a não ser que você fosse o náufrago do filme do Tom Hanks). Chance de fratura de raiz, infecção (pois não houve qualquer assepsia), sangramento… enfim. Coma, ué?! Você tem medo de quê?

      1. Ola Dra, Ana Meu Nome é Anderson, Extrai Um Dente Siso Incluso, dia 02/06/2016 E Hoje dia 06/06 Soltou o Unico Ponto Que o Dentista Fez, E Não Sangrou, Mais Vejo que Esta um Buraco Fundo, Porem “Não” Está Inflamado, E Não Dói Como Os 2 Primeiros Dias, Ainda Estou Tomando Antibiotico, O que Devo Fazer? !!! Parabéns Pelo Site, Esta De Parabéns *****

        1. Obrigada, Anderson. 🙂

          Em princípio, você não precisa fazer nada. Os sintomas que você descreve são comuns no pós-operatório. Parece que vai tudo bem. 🙂

  187. Olá doutora, extraí o penultimo dente inferior, foi uma extração dificil, pois antes tinha feito canal no dente e ele estava bem quebrado. Hoje já estou no sexto dia, ainda não tirei o ponto, e infeccionou, sinto muita dor, uma dor latejante, deu pus, estou com um gosto muito ruim, com mau cheiro, ficou um buraco cheio de pus. Ontem voltei na dentista para mostrar o pus e ver se ela me passava algo para a dor. Ela me passou amoxicilina e disse que devia melhorar, mas não tirou o pus, e hoje parece ter dado mais pus no buraco, será que não é perigoso ela nao ter tirado o pus? Tenho medo de piorar, estou tomando nimesulida e amoxicilina, será que vai melhorar? Hj é sabado só vou ir tirar o ponto na terça, até agora nada da dor melhorar, comecei a tomar antibiótico ontem, estou com medo de piorar a infecção.

    1. Liliana, creio que sua dentista não quis “mexer” justamente por causa da dor… ela poderia curetar (remover o pus), mas na sua situação provavelmente seria muito dolorido, e a anestesia não “pega” bem em situações assim. Você está medicada, agora é aguardar. Se a situação melhorar e na terça ela achar que é uma boa curetar, ok.

  188. Olá Doutora, tudo bem?
    Retirei meus sisos inferiores há 9 dias, e não tive nenhuma complicação. Porém, hoje eu notei que apareceu uma massinha branca/amarelada no buraco onde estava meu siso inferior direito. Sei que a gengiva demorava a cicatrizar e fechar totalmente, mas essa massinha me preocupou. Eu não sinto dor, e não notei mau cheiro, apenas incomoda vê-la lá dentro. Essa massinha é normal? Devo me preocupar?
    Outra coisa, eu sou casada. Posso beijar meu marido normalmente? Rsrsrs
    Desde já muito obrigada! <3

    1. Nathalia, na ausência de dor ou outros sintomas relevantes, acho que você não precisa se preocupar. Deve ser placa bacteriana, um pouco de exsudato inflamatório, etc.. Pode beijar, sim. 🙂

  189. Olá doutora, agradeço pelos seus esclarecimentos e aproveito para tirar uma dúvida. Fiz a cirurgia de um dente siso inferior, foi dificil, o dente teve que ser todo quebrado, tem vinte dias, ainda sinto dores, no fundo do buraco vejo o branco do osso, e como foi uma cirurgia muito invasiva, a raiz do dente ao lado da cirurgia está exposta, causando dor e sensibilidade quando encosta gelado ou quente. Quando tirei os pontos depois de dezoito dias a dentista falou que estava tudo normal e que a cicatrização ia demorar. É assim mesmo? Fiquei preocupada quando vi o branco do osso no fundo do buraco.

  190. Olá, Doutora
    Fiz a cirurgia no dia 30/05, uma segunda feira. No dia da extração, tive incomodo normal, assim como no segundo dia. Porém já faz três dias que tenho dor muito forte na região do ouvido. O remédio, Ibuprofeno, perde o efeito dentro de 4 horas, faltando metade do tempo para as 8 horas de intervalo recomendadas. Estou no segundo dia, de três, de antibiótico e também tomei duas injeções de diclofenaco para aliviar a dor. Mas quando o efeito da dor é praticamente insuportável, dói a garganta pra engolir também. Eu não sei mais o que tomar. O meu dentista não quis me receitar mais remédios para não me intoxicar, visto que meu estomago já está um pouco dolorido. Ele disse que essa dor que sinto é resultado do procedimento, raiz muito grande, e ele teve que aplicar uma força considerável para remover o siso. Não tenho tido febre e o mau hálito é suportável, nada de mais. Gostaria de saber se é normal doer tanto assim durante todos esses dias, eu mal consigo abrir a boca para fazer a higienização, fico com medo de ser ou vir a dar alguma infecção. Meu dentista disse que a tendência era ir diminuindo essa dor, mas não to vendo melhora. Por favor, a doutora poderia me aconselhar no que fazer nesse momento?

    1. Ariadne, pode ser apenas a dor pós-operatória… embora, realmente, mais severa. Os sintomas que você descreve são comuns. Seu dentista chegou a reavaliar você nos últimos dias? Pode ser infecção, mas não dá pra afirmar isso só com base no seu relato, pois espera-se alguma dor nessa fase, mesmo.

  191. Dra. Bom Dia, Tudo bem ? Na segunda feira extrai o dente 36, levei ponto e nada de anormal após a extração. Porém percebi que uma massa tipo branca/amarelada e muito mal cheirosa está se formando no local da sutura, isso é normal ? Fico preocupado porque ela cheira mal.

    Obrigado.

    1. Tudo! É sim, Valério. Um pouco de placa bacteriana, exsudato inflamatório e até o aspecto da própria gengiva. O cheiro não costuma ser bom, mesmo.

  192. Preciso fazer a extração de dois sisos, o 48 e o 28. O 48 esta com carie profunda e o 28 quebrado. Mas li em um documentário q a extração tardia do siso pode ser complicada e ate levar a óbito. Isso é verdade? Tenho 38 anos. Pressão alta também. Obrigada.

    1. Não, Marcia. Qualquer dente pode ser extraído em qualquer idade, isso, em si, não aumenta a chance de um problema mais sério. Tudo depende da saúde geral do paciente e de que o dentista esteja ciente de quaisquer problemas nesse sentido, além de medicação que o paciente por acaso tome de forma contínua, alergias e outros problemas. Se a sua pressão estiver controlada na ocasião do atendimento, sem problema algum.

  193. Olá doutora, extraí um dente faz 1 semana devido ele ter quebrado, porém ele estava totalmente incluso, além de ter sido muito trabalhosa a extração, levou acredito que mais de 2h. Sentindo dor e incomodos que aumentavam na noite, porém nao havia visto nenhum sinal de infecção, mas procurei a dentista ontem pqe sentia dores fortes que me impossibilitaram até de dormir na noite anterior. Na ocasião da consulta ela me prescreveu periorgard e tomar por mais tres dias o anti-inflamatório, porque o odor estava bastante forte, e que seria por conta das bactérias que se alojaram devido ao resto de comida, e pqe ainda estava inflamado. Porém antes de usar o periogard acredito que o local estava bem mais fechado. Hoje quando acordei vi o local totalmente exposto novamente e os pontos soltos, sendo que a dentista n mexeu em nada apenas olhou o local. Tenho a impressão que o periogard dissolveu a gengiva da extração. Confesso que estou muito preocupada, ela marcou comigo na quinta pra retirada destes pontos, devo ir lá antes?

    1. Thayná, o Periogard, provavelmente, removeu os resíduos de comida… ele não “dissolve gengiva”, pode ficar tranquila. Por isso o “buraco” está maior. Parece que está tudo ok, você pode aguardar até quinta pra conversar com a sua dentista.

      1. Dra., adorei seu site!!! Adorei o post!! Eu estava com o maior medo pq eu vi o buraco, mas depois que li seu artigo fiquei tranquila 🙂 … obrigada! Beijos!!! Natalia

  194. Boa tarde, Dra° Ana! Ontem (30/05) fiz uma extração de raiz residual do dente 36. Foi algo bem estranho pra mim, visto que o dentista não me receitou nenhum tipo de medicamento, não me solicitou repouso, não me deu atestado, nem suturou. Fiz isso com fins ortodonticos. Porém, desde o momento da cirurgia, o local ficou meio preto, ou vermelho escuro, algo assim… Quero saber se isso pode ser sangue coalhado, e o que fazer. E outra coisa, a parte de baixo do aparelho deve ser montada na sexta feira (03/06), queria saber se pelo curto intervalo de tempo, há algum problema em montar. Tenho medo de o abridor de boca machucar o local. Ps.: A cirurgia foi feita em um hospital do SUS e não na clínica de costume, que é a do ortodontista. Ah, e estou tomando ibuprofeno por conta própria de 8 em 8 horas… Algum problema?

    1. Samuel, em princípio, tudo ok. Se o dentista não julgou necessário pontos nem medicação, sem problema. O “sangue coalhado” é pra estar aí mesmo, é o coágulo, um tecido inicial de cicatrização. O aparelho pode ser instalado, sim.

  195. Boa tarde, dra.!
    Eu extraí meus dois sisos do lado direito na sexta-feira passada (20/05) e não ingeri nenhum alimento sólido por três dias. Tomei o anti-inflamatório receitado, corretamente e analgésico sublingual. Liguei para a minha dentista e perguntei se após o terceiro dia, eu poderia ingerir alimentos sólidos, mastigando do lado esquerdo apenas. Com a confirmação da dentista, dizendo que não havia problema, comecei a ingerir alimentos sólidos e não tive problema nos primeiros dias, contudo, agora sinto uma dor bem forte PRINCIPALMENTE no período noturno, durante o dia a dor não me incomoda tanto. Também venho notado que há uma massa branca/amarelada sobre os pontos, no local da cirurgia, além de mau hálito constante. Isso pode ser algum traço de infecção? Em decorrência do feriado, devo retirar os pontos amanhã.

    1. Gabriel, esse me parece um sintoma inflamatório, apenas (esperado, portanto). Sua dentista vai reavaliar na ocasião da remoção dos pontos.

  196. Oi Doutora! Acabei de tirar dois sisos e por enquanto tudo ok. Só surgiu uma dúvida: como sempre procuro métodos naturais pra complementar os remédios que tomo, gostaria de saber sua opinião sobre passar um pouco de babosa com um cotonete sobre os pontos do siso, você acha que ajudaria na cicatrização por se tratar de uma planta antisséptica, cicatrizante…?

    1. Em tese sim, Franciele… a babosa tem propriedades cicatrizantes, anti-inflamatórias, etc.. Mas desconheço a forma em que ele deve ser aplicada pra exercer essas propriedades sobre a gengiva.

  197. Doutora, eu retirei os 4 sisos, e dps de uma semana, quando tirei os pontos, ainda ficou um buraco preto na gengiva, esse buraco é normal? E por quanto tempo ele deve ficar na minha gengiva até ser fechado? E outra pergunta, eu posso escovar esse buraco? Desde já, muito obrigada!

    1. Na ausência de outros sintomas relevantes, creio que você não precisa se preocupar, Laura. Deve ser apenas o aspecto da sua gengiva em cicatrização. A gengiva pode levar semanas pra fechar. Use as dicas que dou no texto pra higienizar o local, escovar diretamente o local não é recomendado nos primeiros dias.

  198. Olá doutora, tirei ciso ha 2 dias e o meu dentista nao suturou o buraco, apenas botou uma esponja hemostática no lugar, e hoje pela manha ela acabou saindo ficando assim um buraco bem fundo, nao há sangramento nem dor mas gostaria de saber se posso botar algodao para nao deixar o buraco aberto pois fico com medo de entrar alimento e infeccionar.
    Obrigado!

    1. Não Pedro, não introduza nada no local. Deixe como está, é assim mesmo. A gengiva vai levar semanas pra fechar, apenas mantenha uma boa higienização, como explico no texto.

  199. Boa noite, doutora!
    Fiz a hoje a extração do siso inferior direito, ele ja tinha nascido por completo, mas incomodava e a extração foi feita. O dentista não deu ponto (no primeiro siso que arranquei também foi assim), só que o buraco esta muito fundo, consigo ate ver um pontinho branco que acredito que seja o osso da mandíbula, e não vejo coágulo nenhum. Esta sangrando um bocadinho e quando bebo agua ou salivo muito fica umas bolhas no buraco. Estou colocando gase em cima e mordendo um pouco e fazendo compressas geladas. Gostaria de saber se é normal isso? Ate agora não senti dor, esta sob o efeito da anestesia ainda.
    Desde já agradeço pela atenção! 😀

    1. Matheus, se não há dor, não acho que você precise se preocupar. O “buraco” em extrações de sisos inferiores fica grande, mesmo. Normal.

  200. Extraí o dente anterior ao siso ontem, e o meu maxilar está doendo bastante, é normal? E hoje quando olhei o local tinha um coisa branca em cima, o que é?

    1. Dada a cirurgia recente, pode ser normal sim, Tatiane. A “coisa branca” pode ser só o aspecto da gengiva em cicatrização.

    1. Pode ser normal sim, Bárbara. Depende do caso, mas pode ser o aspecto da própria gengiva em cicatrização. Se o dente extraído era um siso inferior, o “branco” pode ser até o osso da sua mandíbula, o que seria normal, também.

  201. Bom dia, Drª.
    Sexta-feira (20/05) eu fiz duas extrações. Uma foi apenas de resto de raiz que ficou de um dente quebrado e não precisou de pontos e tá tudo ok, só tem uma afta que incomoda, mas acho que é normal, certo? E a outra extração foi de um siso incluso e que foi bastante ruim, levou quase 2h o procedimento completo. E hoje, depois de 3 dias ainda tá doendo. A dor tinha melhorado, mas ontem eu limpei um pouco com cotonete e a dor voltou. Eu estou tomando diclofenaco e torsilax, mas depois de algumas horas o efeito passa mais, não é uma dor insuportável, mas latejante. E tem também o gosto meio amargo. Porém o que me preocupa mesmo é que tem um tipo de “massa” meio amarela no local da extração. Eu vi que a branca é normal e dentro do buraco até consigo enxergar essa parte branca, mas fora, mais na parte da bochecha, tem essa massa meio amarela e que eu não consegui tirar com o cotonete. Queria saber se é normal ou se é pus e o que devo fazer.

    1. Tainá, sim, o incômodo que você sente é esperado no pós-operatório. Essa massa amarelada pode ser resíduo alimentar, exsudato inflamatório ou o aspecto da própria gengiva em cicatrização. Eu acho que você não precisa, em princípio, se preocupar a respeito, parece que está tudo dentro do esperado.

  202. Olá Dra, fiz uma extração dia 13/05 do dente 34 para colocação de aparelho ortodôntico. As primeiras 48 h foram tranquilas, a partir do 3º dia comecei a sentir muita dor, uma dor pulsante e forte. Entrei em contato com o dentista por telefone e ele receitou que eu fizesse enxágue com Periogard e usasse um analgésico mais forte, estava usando ibuprofeno e amoxicilina, e passei a usar toragesic e tenoxcan. Fiz isso durante dois dias e mesmo assim não tive melhoras, ficando o tempo inteiro sob o efeito de analgésicos. Entrei novamente em contato com o dentista, e retornei ao consultório. O dentista resolveu então retirar os pontos e fez uma lavagem com soro fisiológico. Na hora doeu muito, mas depois senti um grande alívio. Passados dois dias as dores voltaram novamente. Ontem 21/05 após 8 dias da extração voltei novamente ao consultório, e o dentista disse que nunca tinha acontecido isso com ele, e que estava estranhando tudo que estava acontecendo. Ele então fez novamente uma lavagem e uma raspagem, retirando resto de alimentos, é um coágulo duro, disse que seria necessário sangrar novamente para formar um novo coágulo, e suturou novamente. Muita dor após o procedimento, mas depois passou. Hoje de madrugada as dores começaram novamente, dor pulsante que chega a me dar suor. Sempre que ingiro algo dói muito. Não sei mais o que fazer, continuo tomando todos os remédios, mas na hora que acaba o efeito do toragesic sinto a dor novamente. Estou perdendo a confiança no profissional, e bem chateada por está a tantos dias com dor, e sem levar minha vida normal. Gostaria muito da sua ajuda !!!! Obrigada.

    1. Simone, pela sua descrição, é uma alveolite persistente. Seu dentista não tem culpa disso – nem você -, você está medicada de acordo e tem feitos curetagens que aliviam o quadro… é preciso que seu organismo reaja ao tratamento, o que vai acontecer. Esperamos que logo. 🙂

    1. Vanessa, eu sugiro que você não faça sexo oral por pelo menos 1 mês após a extração. Você está com a gengiva “aberta”, o que representa uma porta de entrada pra bactérias e infecções. Juízo, ok?!

  203. Há mais de uma semana retirei o siso superior direito, e no dia 18/05 retirei os pontos. Hoje (22/05), mesmo com a boca fechada, sinto como se houvesse algum tipo de coágulo pelo siso extraído, já que infelizmente não é possível uma visualização do local, não há sangramento e nem nada do tipo como dor e afins – não nego que há dor de cabeça, mas não sei se está associado ao local da extração propriamente dito. Apenas queria saber se isso é normal e, se durante o processo de cicatrização seria bom ir em dentista de prevenção para saber se vai tudo bem no local da extração. Obrigada!

    1. Larisse, sim, os sintomas que você descreve podem ocorrem no pós-operatório. O “tipo de coágulo” não entendi, pois você diz não conseguir visualizar o local. Se você for ficar mais tranquila, procure seu dentista pra uma reavaliação. Mas eu acho que não há necessidade.

  204. Olá, doutora.
    Parabéns pelo seu trabalho incrível, esclarece muitas dúvidas! A minha é a seguinte: extrai um dente posterior há aproximadamente 3 semanas, já tirei os pontos, o pós operatório está sendo ok, sem dores, inchaços nem sangramentos. Acontece que eu deveria ter tomado amoxilina e trandrilax por uns 5-7 dias após a cirurgia, mas eu tive um problema no estômago e tive que parar a medicação no terceiro dia. Meu dentista está acompanhando, ele disse que a cicatrização está um pouco mais lenta, a gengiva fechou direitinho mas que o alvéolo não está fechando (ele comentou algo como “seco”), e hoje me prescreveu clindamicina. Ele disse que a cicatrização deveria ocorrer em 3 semanas, mas li aqui e em outros sites que pode levar meses. Detalhe, devo prosseguir para um implante no local deste dente depois. Você acha que está tudo bem com a cicatrização, devo me preocupar mais do que já estou…? Desde já, obrigada.

    1. Eliza, pelo seu relato me parece que está tudo dentro do esperado. Alveolite você não tem, se tivesse estaria com muita dor, o que não é o caso. Acho que você não precisa se preocupar.

      1. Grata pelo retorno. Fui ontem no dentista, e ele disse que o remédio funcionou, que agora sim estava melhorando (fechando o alvéolo). Seguirei com o tratamento e o implante. Ufa! Mais uma vez obrigada pelo opinião e bom feriado!

  205. Doutora tenho 38 anos e minha dentista me falou que preciso extrair dois sisos. Mas li em um blog que depois dos 30 anos a raiz do siso calcifica no osso e é mais complicado a extração. Isso é verdade? Posso fazer canal no siso? Qual é o risco de extração do siso? Pois ja vi reportagens de pessoas morrerem na cadeira do dentista. Fiquei com mais medo ainda.

    1. Márcia, não é verdade. A dificuldade em se extrair um siso com raízes completamente formadas, aos 20 e aos 30 anos, é a mesma. Sim, é possível fazer canal de um siso, mas é preciso avaliar a relação custo-benefício disso… geralmente não vale a pena. O risco da extração de um siso, cirurgicamente falando, é baixíssimo. Pessoas morrem na cadeira do dentista como morrem sentadas no sofá, em casa, assistindo TV. Geralmente quando acontece um caso assim (e a mídia “adora”, porque gera muito interesse e comoção pública, justamente pela raridade), é por alguma questão de saúde geral do paciente, que talvez ele mesmo desconheça. Pessoas saudáveis, como você (imagino eu), não têm qualquer razão pra se preocupar nesse sentido. Fique tranquila.

  206. Dra. Ana, boa tarde.
    Fiz as extrações de dois sisos do lado esquerdo ha 10 dias, o dentista retirou os pontos no sétimo dia, porem desde que retirou os pontos tem entrado comida no “buraco” do inferior, e mesmo com a seringa e água não tem saído, parece pão, algo assim molinho e branco que fica no fundo, como meu dente estava totalmente incluso, ficou um buraco enorme.
    Tem algum perigo de se transformar em uma infecção ou algo assim? Alguma outra maneira de tentar remover essa sujeira?

    Obrigado.

    1. Sandy, não fique muito “neurótica” a respeito. nem sempre você vai conseguir remover todos os resíduos, principalmente os mais profundos, mas seu próprio organismo dá um jeito de expulsar essa “sujeira”. Apenas faça o melhor que você conseguir, pelo seu relato não vejo razão pra infecção.

  207. Olá Dra, extrai o siso inferior (semi incluso) na última sexta-feira dia 13/05/2016, onde na extração a dentista teve que cortar parte da minha gengiva, porém ela não deu pontos, só passou remédios (ainda estou tomando um remédio para dor), porém no segundo dia apareceram aftas no local e desde lá minha gengiva está inchada, e isso me causa fortes dores, e por esse motivo não consigo engolir, falar ou mexer a língua direito. Gostaria muito que você me respondesse pois estou muito desconfortável com essa situação.

    1. Vitoria, essas aftas costumam aparecer pelo atrito do instrumental durante a cirurgia. É algo relativamente comum e que, sim, incomoda bastante no pós-operatório. Converse com a sua dentista, ela pode mudar a medicação analgésica ou prescrever algum remédio local, pra que você passe por essa fase com maior conforto.

  208. Bom dia. Retirei meu siso dia 03/05 e senti dores até ontem. Meu dentista suspeitou que eu tivesse alveolite seca. A minha preocupação agora é com a higienização. Percebi que ficou um “buraco” no lugar da extração e vi que tem tipo uma massinha branca dentro dele. Fiz vários bochechos, só com água e com Periogard e nada de sair essa massa branca. Também sinto às vezes um gostinho ruim na boca, tipo de restos de comidas. Como posso higienizar o “buraco” sem machucá-lo? Vi alguns comentários de pessoas que usaram uma seringa pra fazer jato com enxaguante e usar escova mono ou bitufo no “buraco”. Procede, drª? Obrigada!

    1. Danielle, usar a seringa é uma boa estratégia, mas escova é melhor não, pois ao introduzir as cerdas nas reentrâncias da gengiva você pode se machucar.

  209. Não consigo achar meu comentário que eu deixei ? Será que foi publicado ?

    Ahh já achei, é porque não foi respondido ainda rs por isso não aparece.

  210. Oi Doutora Ana, tirei o siso dia 11/5 e minha dentista não passou nenhum anti-inflamatório, algum problema eu não estar tomando? Depois que eu retirar os pontos posso voltar a comer normalmente, como por exemplo: hambúrguer, linguiça calabresa, chocolate, etc… ?

    1. Kauena, se sua dentista não prescreveu, ok, sem problema. Sim, você pode comer normalmente, não há nenhum tipo de comida que precise ser evitado.

  211. Olá doutora Ana… ja fiz uma pergunta aqui no seu blog… mas hoje tenho outra dúvida, vai fazer três meses que realizei a extração de dois sisos de baixo… esta tudo ok, não sinto dores, não sinto nada… porém estao dois buraquinhos bem pequenos nas duas regiões onde foi retirado o siso, porque demora um tempo para acontecer a cicatrização de dentro para fora… mas eu continuo com mau halito, gostaria de saber se é normal ainda continuar com mau halito devido aos buracos que estão até que ocorra a cicatrização total da gengiva?

    1. Ane, se ainda há os “buracos” e eles estão retendo resíduos alimentares, se você demorar um pouco mais pra escovar pode dar mau hálito, sim. Mas em princípio, depois de 3 meses isso não deveria ser mais problema.

  212. Ola Dra. Extrai meu dente no dia 9 de maio pela manhã, e hj já é dia 12, ja terminei de tomar o medicamento, não to sentindo dor e nem sangramento, e um dos pontos já saiu, sou fumante e quero saber se já posso fumar ou eu tenho que esperar ate o dia 16, pra retirar o ponto? Desde já obrigado e tenha um excelente dia. Abraço.

    1. Silvio, fumar no pós-operatório não é seguro nem agora e nem depois de remover os pontos. Por sua conta e risco.

  213. Boa Noite, Dra Ana!
    Bom, no meu caso extrai os 4 sisos faz 6 dias, tenho dor noturna apenas, parece que dente só quer doer de madrugada rsrs, enfim estou no sétimo dia de amoxicilina e no segundo de nimesulida, que ao todo são 5 dias, a dor não é nossa que insuportável, meio que “lateja”, você acha que pode ser alveolite? E os pontos minha dentista falou que se não cairem em 20 dias ai devo procurá-la para retirar, achei muito tempo não acha? A higiene estou fazendo normal e usando periogard após cada refeição, mas o cheiro ruim permanece, e uma última dúvida, acho que lá no fundo ficou um machucado que deve ter ocorrido quando na cirurgia ela “encostou” na gengiva, esse tipo de “lesão” demora para cicatrizar?
    Desculpe tantas perguntas, desde já agradeço e uma ótima noite.

    1. Yasmin, todos os sintomas que você relata são esperados no pós-operatório. Não acho que você tenha alveolite, a dor que você sente é inflamatória, apenas. Às vezes o local pode ficar machucado mesmo, pelo atrito do instrumental durante a cirurgia. Quanto aos pontos, eu não esperaria cair… removeria depois de 7 dias da extração.

  214. Olá doutora. Tirei meus 4 sisos, e já retirei os pontos, entretanto fica entrando comida na região, como se ainda tivesse um buraco, e isso está incomodando. É normal? Como fazer a limpeza?

  215. Olá doutora… fiz a extração de dois sisos inclusos superiores há uma semana, amanhã irei tirar os pontos, mas tenho medo que possa doer… em um dos lados eu consigo sentir o fiozinho do ponto.. Já do outro lado eu passo a língua e não sinto nenhum fio… oq deve ter acontecido? E tbm não consigo abrir muito minha boca para poder higienizar bem os dentes do fundo… eu uso aparelho e fica mais difícil. Tbm sinto um gosto estranho, é normal? Não dói nada agora, porém não consigo abrir minha boca totalmente e estou constrangida de ter que tirar os pontos e não ter higienizado bem o local… mas faço bochecho com periogard ou malvatricin.

    1. Jhenny, seu dentista sabe que a higienização não é tão simples nessa fase do pós-operatório… fique tranquila. Remover os pontos não dói, é só cortar o fiozinho e puxar. Do lado que você não sente o fio, é possível até que ele já tenha até caído e você nem percebeu.

  216. Doutora, após extrair os terceiros molares em quanto tempo ocorre a cicatrização total, de forma que se possa escovar o local normalmente e não haja mais mau hálito?

    1. Isso varia de pessoa pra pessoa, Mariana… mas geralmente depois de 1 mês já há uma ótima cicatrização inicial. Em nível ósseo a cicatrização pode levar meses.

  217. Bom dia Doutora, tive que extrair os sisos 28 e 38 e estou tomando azitromicina e nimesulida por 5 dias (creio eu que foi prescrito por precaução, pois foi muito tranquila a extração). Sangrou apenas no dia, pois o siso superior ficou sem sutura, hoje ja faz quatro dias e tá muito tranquilo, sem dores no local, apenas um incomodo do lado de fora na bochecha. Minha duvida é, depois que os medicamentos terminarem eu posso tomar uma cervejinha de leve ou tenho que esperar o retorno para tirar o ponto do siso inferior? Grato.

  218. Olá Dra. O meu nome é Ana e extraí o primeiro molar inferior do lado esquerdo na passada quarta-feira, 04/05. Li no seu artigo que nos primeiros três dias não pode fazer bochecho. Porém, fui ao meu dentista passadas 48h e ela me disse que poderia começar a fazer, de forma leve, pois ajuda na cicatrização. Poderá ocorrer algo de mal?
    Inicialmente também criou uma camada branca e mau cheiro mas acho, acho, que o mau cheiro está a passar e a camada branca já não existe. Que sinal será esse?
    Outra questão, não levei pontos. Pode infetar mais facilmente? Só estou a tomar medicamento para as dores e nada de antibiotico. Haverá risco?
    Noto que o inchaço já melhorou bastante, mas até ontem, 08/05, tinha dores. Não foram iguais às dores que tive nos primeiros dias após extração, mas não serão dores há tempo a mais ou será tudo normal? Hoje, 9/05, acordei após as 8h do efeito do comprimido e sem grandes dores, o que não acontecia anteriormente. Sentia que o medicamento estaria a deixar de fazer efeito, pois a dor vinha devagarinho até que depois doía muito. Neste momento que estou a escrever este comentário para si, não sinto grandes dores, felizmente. Acha que posso dizer que “o pior já passou”?
    Sinto que algum incomodo quando viro a cabeça para baixo. Está associado ao processo de cicatrização?
    Uma última questão que tenho para colocar é a seguinte: após a extração do dente, sinto desde o primeiro dia que o dente ao lado, nomeadamente, o pré-molar, me dói. Será normal? Porque razão é que isso acontece? Só de lhe tocar com a lingua sinto alguma dor.
    Preciso de conselhos porque já começo a pensar que haja infeções 🙁

    Ficarei a aguardar uma ajuda da S/ parte, já que foi o melhor sitio online que encontrei. Obrigada!

    1. Oi Ana, obrigada. 🙂

      Todos os sintomas e sinais que você relata são esperados no pós-operatório (o odor, o aspecto da gengiva, o incômodo no dente ao lado do espaço da extração, etc.). Pelo seu relato não me parece haver infecção, apenas os sintomas pós-operatórios normais. Acho que “o pior já passou”, mesmo. 🙂

      1. Muito obrigada, Dra. Amanhã, 11/5, já vou ao dentista. Pode tirar-me mais uma dúvida? Possivelmente irei colocar aparelho amanhã na parte de baixo. Acha que é aconselhável? Ou devo esperar mais tempo para recuperação? O que me aconselha?

        Ficarei a aguardar. Muito obrigada pelas dias palavras. Confesso que me tranquilizou mais um pouco.

        Muito obrigada mesmo!

          1. A dra. optou por colocar o aparelho em cima e não embaixo, como combinado. Prefere que não tenho dores por completo na zona de extração. Tem algum post com dicas para quem usa aparelho fixo ou será que me pode dar algumas?

            Obrigada Dra! 😀

  219. Extrai um ciso incluso que estava junto com um cisto tem 2 dias e o dentista fez os pontos com uma linha transparente e disse que eles sairiam normalmente sem ter que voltar para retirar os pontos. Só que hoje, segundo dia após operação, já começou a sair os pontos, tem uma linha transparente que chega até a ponta da minha língua. Isso é normal? O sangramento parou, mas tenho preocupação quando a esses pontos soltando tão rápido assim.

    1. Acontece, Ricardo. Se não houver sintomas importantes (dor, sangramento, etc.), não precisa se preocupar.

  220. Olá Dra. Ana, eu já estou no sétimo dia após a retirada de dois sisos, superior e inferior, lado direito.
    Na região dos pontos está um pouco vermelho, não há “buraco” ou não consigo vê-lo. Devo me preocupar por estar meio vermelho?

    1. Não, Ana. Faz parte do processo inflamatório inerente à cicatrização. Na ausência de outros sintomas, pode ficar tranquila.

  221. Olá doutora, eu estava com um dente q estava muito inflamado, toda vez q ia no dentista ele me passava antibiótico e não desinflamou, continuei com dor, passei até mal de tantos antibióticos e anti-inflamatorios q resolvi pagar dentista pra poder ver o q podia fazer, ela disse q não tinha mais jeito, q eu tinha q extrair. Faz quatro dias q extrai e ela me passou anti-inflamatorios, estou tomando certinho, mas continuo com dor, mas é uma dor q vem, fica um 10 a 20 minutos e passa, só q eu sinto e uma dor q fica pulsando igual a q eu sentia antes de extrair o dente, e as vezes doi meu queixo, meu ouvido, e até minha cabeça. E incomoda muito, estou preocupada, e normal ou eu devo me preocupar mesmo?

    1. Jéssica, dada a extração recente, provavelmente é apenas a dor pós-operatória, sem maiores consequências. Se por acaso a dor não for diminuindo com o passar dos dias, procure seu dentista pra reavaliar.

        1. É preciso aguardar, no mínimo, a remoção dos pontos… o que é feito geralmente depois de 1 semana da extração.

  222. Oii, vou extrair 4 dentes, 2 de cima e 2 de baixo, os “2 pré molares” e eu tenho algumas dúvidas! Na hora de escovar os outros dentes se acidentalmente pegar pasta de dente onde foi extraido, ocorrerá algum problema? Então eu não posso tirar a pasta do dente! Já que não posso fazer bochecho?
    Quanto tempo mais ou menos demora para cicatrizar e fechar o espaço? Gostaria muito que me respondesse! Obrigada!

    1. Gabriele, não há problema da pasta de dentes ou do enxaguante bucal entrarem em contato com o local das extrações. Só evite bochechar nos 3 primeiros dias, depois ok, com cuidado. A cicatrização da gengiva pode levar algumas semanas, mas depois de uns 7 dias já há uma boa cicatrização inicial.

    2. Oi Gabriele tudo bom ? Sou aluno da FOUFBA e sobre sua dúvida deixo aqui minha contribuição. Primeiro que seu dentríficio não vai cair dentro do “buraco”, a sutura não deixa, e em segundo vc pode sim fazer bochecho desde que o seu dentista oriente da forma correta. O tempo de cicatrização dura em média 40 dias para formar osso e fechar o “buraquinho”, sendo que em poucos dias já se encontra tecido de granulação. wlw

  223. Olá! Eu retirei os meus 4 sisos faz quase 3 semanas e eu ainda sinto um gosto horrível na boca junto com o mau hálito. É normal?
    Estou com buraco nos dois lados inferiores e estou retirando o que consigo com a ajuda de uma seringa, mas mesmo assim acho que ficam alimentos por lá. Pode ser essa a causa do mau hálito e gosto ruim? Parece ter momentos que saem líquidos do buraco trazendo esse gosto ruim.

    Estou preocupada, pois quero voltar a não ter mais esse incômodo com o mau hálito e o gosto ruim na boca.

    Desde já, obrigada.

    1. Jéssica, como as extrações são recentes, é comum o mau hálito, resultado da dificuldade de higienização, da maior proliferação de bactérias anaeróbias e da presença de exsudato inflamatório que você relata. Mas isso vai se resolver com o passar dos dias e com a cicatrização.

  224. Olá Dra. Ana, extrai meu dente 47 há 2 dias, logo apos o efeito da anestesia doeu muito, e ainda esta um inchaço no rosto na regiao do dente extraido, o local da extração eu tenho limpado com algodão umedecido ou contonete, hoje ja voltei a trabalhar e senti um gosto ruim na boca e ao olhar no espelho vi uma camada esbranquiçada no local… é algo que eu deva me preocupar e procurar o dentista novamente ? Estou tomando meloxicam de 7,5mg.

  225. OI DRA. BOM DIA…
    MEU NOME É GILSON…
    FIZ UMA EXTRAÇÃO COM O DENTE INFLAMADO, DOEU MUITO PARA RETIRAR, MAS GRAÇAS A DEUS DEU TUDO CERTO…
    POREM 1 DIA DEPOIS CRIOU TIPO UMA BOLSA DE SANGUE. EU QUERIA SABE SE É NORMAL ISSO… ??
    SE DEVO MEXER, ESTOURAR… OU ENTÃO DEIXAR DO JEITO QUE ESTÁ… POR FAVOR ME AJUDA DRA. ANA.

    1. Gilson, não sei exatamente o que seria essa “bolsa de sangue” mas, na dúvida, não mexa! Pode ser um abscesso, uma hiperplasia… depende. É preciso avaliar. Converse com o seu dentista.

  226. Ola doutora!
    Extraí os dois sisos do lado direito na Tailandia, como de costume o inferior foi bem complicado, por isso sigo com desconforto local.
    Fiquei preocupada q os pontos nao caíram e agora de volta ao Brasil fui hoje no dentista ver. Ele retirou a linha e havia pus, de onde vem o mau halito q sinto… comecei entao a lavar com soro e seringa e tomar nimesulida. As dores maiores sao pela manhã e sinto um pouco de dor de cabeça.
    Morro de medo de uma infecção maior… um amigo esteve em coma profundo por causa se uma simples infecção pós procedimento.
    Minha duvida é: a existencia de pus (infeçção) no local é algo muito grave? Nimesulida e limpeza com soro são suficientes?

    Muito obrigada e parabens pelo seu trabalho.

    1. Josi, qualquer infecção é ruim e potencialmente perigosa… mas a grande maioria das infecções só causa sintomas locais, mesmo. Mas não sei se há infecção, não dá pra afirmar isso pelo seu relato. Foi o dentista que prescreveu a Nimesulida? Se foi, deve haver apenas inflamação, e não infecção.

  227. Olá boa tarde!! Fiz minha cirurgia ha uma semana atras, e ontem cairam os pontos, so que ficou um vala ainda sobre minha gengiva, minha preocupação é como faço pra limpar essa area? Corro algum risco de infeccionar?

    1. Como eu explico no texto, Rejane. Você leu? Procure usar uma seringa com água. O risco de infecção existe, mas higienizando bem, diminui bastante.

  228. Olá doutora, estou com uma dúvida enquanto aos medicamentos. O meu doutor me deu três medicamentos para eu tomar, dentre eles um é amoxicilina, que tenho que tomar de 8 em 8 horas, só que em um desses horários eu me atraso para tomar, ex: tenho que tomar 2:30 da manha e tomo só 5:30 da manhã. Isso tem algum problema? Realmente devo me preocupar muito com esse atraso? Obrigado desde ja.

    1. Matheus, esse atraso não é bom. Antibiótico tem que ser tomado direitinho, pra que a concentração do medicamento no organismo esteja sempre no nível ideal. Como você toma de 8 em 8h, sugiro os horários de 8h, 16h e 0h (meia noite), que são horários que fogem da madrugada, e é mais fácil de você tomar a remédio nos horários certos.

  229. Ola Doutora, retirei um molar esquerdo ha 2 dias e a dor está se agudizando hoje e um leve inchaço, reparei que sobre a área há uma pequena camada meio esbranquiçada, será uma infecção?

    1. Tina, creio que não. Os sintomas que você relata são esperados no pós-operatório. Se a dor for piorando, procure seu dentista pra reavaliar. Se não, é só aguardar que os sintomas se resolvem.

    2. Olá Doutora, extrai um molar direito que era canal… já tem 10 dias, ñ para de doer… consegui tirar um pedacinho de osso que p/ mim seria dente, mas o dentista diz ser osso, mas tudo bem… só que ñ para de doer, sinto que tem mais um… só que ñ consigo tirar, esse doi demais… o que devo fazer?

      1. Procurar seu dentista pra remover esse fragmento ósseo, Ana. Enquanto ele não for removido ou expulso, vai incomodar.

  230. Olá Dra.
    Tudo bem?
    Eu extrai o dente do siso no dia 31/03, ocorreu tudo bem na recuperação, não inchou, não doeu… Depois de uma semana tirei os pontos, e comecei a comer normal, mas com medo de entrar sujeira dentro do buraco, o Dr. me orientou usar uma seringa para tirar as sujeiras lá de dentro. Hoje fui usar a seringa e eu vi fio, pensei que era um resto de comida e fui usando seringa até sair para fora, e quando saiu vi que é um ponto e ele ainda está preso, então não consegui tirar. Devo voltar ao dentista ? Consigo tirar esse ponto em casa? Ou ele cai sozinho ?
    Agradeço a atenção! Beijos.

    1. Ellen, imagino que esse fio não esteja solto, se estivesse teria saído quando você usou a seringa. Sugiro que você procure seu dentista, sim.

  231. Boa tarde.
    Dia 08/04 sexta extrai 2 sisos e no sábado agora 16/04 tirei os pontos… a dentista falou que o dente de cima está bem fechadinho e a cicatrização está ótima, mas o de baixo estava aberto ainda. Hoje dei uma olhada e notei que o buraco está preto e ao lado na parte da bochecha ao redor está com uns pontos brancos. Ontem estava doendo, tomei nimesulida e passou a dor. É normal? Estou com medo de estar infeccionado.
    Aguardo!

      1. Doutora, extrai um dente já vai fazer oito dias, e estou preocupada porque na parede da gengiva do lado da língua nasceu como se fosse uma afta pequena e está crescendo, tô tomando amoxilina q o dentista recomendou, mas é uma sensação horrível, quando como algo fica dolorido. O q deve ser ?

        1. Lais, provavelmente só uma afta, mesmo. Há atrito do instrumental com a gengiva durante a extração, e pode causar pequenas aftas e feridas.

  232. Bom dia Dra, faz 11 dias que eu extrai 3 sisos, dois superiores e um inferior, o de baixo foi um pouco mais complicado, que o dentista teve que tipo serrar um pouquinho do osso, porque o dente tinha 3 raízes e não saía com facilidade. O pós foi tranquilo, fiquei de repouso por 5 dias, voltei a trabalhar evitando andar muito no sol, tirei os pontos e voltei a comer normalmente, mas ainda com cuidado.

    Ainda sinto um pouco de dor onde extraí o siso inferior e sinto um gosto ruim junto com mau hálito, queria saber se posso voltar a correr na academia, mesmo que uma corrida leve?

    E se é normal ficar esse buraquinho onde foram extraídos os dentes até se fecharem. Meu dentista disse que eles cicatrizam de dentro pra fora.

    1. Julia, em princípio pode. Apenas vá com calma, respeitando seus limites. Sim, a gengiva leva algumas semanas pra se fechar, realmente a cicatrização é “de dentro pra fora” (por segunda intenção).

  233. Olá, me chamo Bruna, fiz uma extração do siso inferior esquerdo ha quatro dias. Porem noto que sobre os pontos e abaixo da gengiva apareceu uma camada branca que parece ser a gengiva (não sei) e doi quando vou limpar a região. Tenho medo de estar infeccionado. É normal isso acontecer, de ter essa camada, e as vezes sinto um gosto estranho na boca que parece sair da região. Por conta disso nao consigo mastigar nem mesmo do outro lado, nem engolir, porque doi também. Sera que é sinal de alguma coisa ?

  234. Oi Dra. 😀 Me chamo Deise, e hoje faz exatamente 3 dias de um pós operatório de um 3° molar inferior direito (48), não senti dor desde então, porém além de ter machucado um pouco os meus lábios por fora devido ao atrito do instrumental na minha boca (o que achei normal também), ficaram dois pedacinhos do meu dente ainda na gengiva e incomodam um pouco a minha língua. Devo voltar ao consultório ou não preciso me preocupar pois vão ser expulsos por si só?

    1. Deise, o mais provável é que sejam pedacinhos de osso soltos, não de dente. Eventualmente esses fragmentos serão expulsos mas, se estão incomodando, procure seu dentista.

  235. Extrai o siso inferior e foi um pouco complicado, porque segundo o dentista foi preciso retirar um pedaço de osso. Hoje, 12.04, dez dias depois, retirei os pontos e ele disse que ia demorar muito para fechar e que eu usasse nistatina no local. Achei muito estranho por ser uma pomada vacinal, até quando fui na farmácia estranharam. Queria saber da senhora se é correto o uso dessa pomada ou não?! Agradeço desde já!

  236. Olá doutora, fiz uma cirurgia para extração de siso há 9 dias, porém senti fortes dores no local e quase desmaiei de dor ao tentar tomar um copo d’água, acordava a noite pois os analgésicos já não faziam mais efeito. Enfim voltei ao dentista antes mesmo do dia que seria para a retirada dos pontos, ele olhou retirou os pontos, me recomendou alguns remédios e fazer bochecho com Periotrat e soro morno, porém após 2 dias ainda sinto dor no local, dor no ouvido, um gosto ruim e ao olhar o local ainda vejo em volta algumas placas como se fosse pus, além de o buraco encher de ar ao encostar na bochecha e fazer uma pressão, o que é doloroso, também perdi a sensibilidade na língua. O osso também me parece estar exposto, gostaria de saber se com o tempo a gengiva cobre.
    Parabéns pelo seu blog, que nos é muito esclarecedor.

    1. Thamiris, a gengiva cobre, sim. Pode ficar tranquila. Quanto aos outros sintomas, de forma geral são comuns no pós-operatório, embora algum se apresentem mais severos que o esperado. Se achar necessário, procure seu dentista pra uma reavaliação.

  237. Olá, Dra. Tokus
    Dia 04.04.2016 fui submetido a cirurgia onde removi 3 sisos (sendo 2 superiores, e o direito que a raiz de um dos sisos estava no nervo da mandibula) e um sétimo inferior do lado esquerdo, este com a raiz infectada, e a médica falou que não havia nem esperança de fazer tratamento de canal. O sangramento parou, estou comendo apenas comidas pastosas e iogurte, não sei informar se ela fez algum ponto, não os vejo, e também não vi nenhuma agulha ou linha durante a extração e tão pouco fui informado de retornar para tirar os pontos.
    Ela recomendou Ibuprofeno em caso de alguma dor. Geralmente sinto um desconforto quando chega a noite, sinto um leve sabor salgado as vezes, senti febre por duas vezes no primeiro dia, mas pelo desconforto tenho vontade de coçar ou colocar algodão. Uma vontade de mastigar no local. Escovo os dentes com creme dental antibacteriano, e uso também Lacoult (Marca Registrada), ontem fiz alguns enxágues com antisséptico diluído em água e com algumas gotas de água oxigenada. E quando o mau hálito chega uso um spray antibacteriano com sabor de menta. O desconforto é maior no siso em que a raiz estava em contato com o nervo. Recorro a vossa ajuda, pois moro em outro país, Polônia, e não posso ter entendido 100% do procedimento que foi realizado. Embora acredite que esteja seguindo todos os passos que foram me aconselhados. Sinto como que uma gastura e salivo muito.

    1. Heraldo, todos os sintomas que você descreve são comuns no pós-operatório normal e passageiros. Me parece que vai tudo bem e que seu organismo está reagindo como esperado.

      1. Bardzo dziekuje! Muito obrigado! Hoje fiquei meio assustado, o superior do lado direito soltou como que uma gelatina de sangue por duas vezes. Primeira vez que sangrou depois do dia da cirurgia. E as vezes sinto que os outros dentes sentem dor (acredito que isso é só psicológico). No demais agradeço pela pronta resposta! E se houver alguma maneira onde eu possa divulgar seu trabalho pode informar, terei o prazer de compartilhar o teu profissionalismo!

    2. Arranquei o dente de tras faz 4 dias, tava quebrado, pois tinha um canal nele, era o penultimo dente da parte de baixo.
      Ficou um buracão, a dentista não deu ponto, botei algodão e mordi pra secar o sangue, toda hora jogo agua, mas comi fritura, comida quente, mas no lado não afetado, estava tomando postan e dorflex, essa parte que arranquei o dente ta inchado pequeno, mas dolorido, pois nasceu 4 aftas, e uma bolinha pequena na lateral, tipo aquela bolinha de pus, eu joguei agua, até dei um furinho na bolinha com um palito com alcool pra sair o pus, saiu pouquinho, pois nao furei muito, mas esta inchado, a afta esta me matando, no meio onde foi arrancado, eu passava a lingua, soltava uma pelinha, os sintomas que estou sentindo “afta me matando, 4 aftas no local, ja to passando remédio “Nistatina”, isso pode afetar a cicatrização ? Cosquinha forte (da vontade de morder, passar a lingua, apertar), e dor leve onde foi extraído o dente, fica pulsando, o que a senhora dentista me recomendaria ?

      1. Pra quê Nistatina, John?! Quem prescreveu isso? Me parece que pode haver uma pequena infecção, pois sai secreção da gengiva, pela “bolinha” que você furou. As aftas são relativamente comuns nesse caso, provavelmente pelo atrito do instrumental durante a extração. Eu acho que seria bom procurar seu dentista pra reavaliar, talvez sejam só os sintomas pós-operatórios, que são esperados, mas não dá pra ter certeza só com base no seu relato.

  238. Boa noite!
    Ontem extrai meu ciso inferior, foi um pouco complicado, pois a raiz estava para direita. Hj, no jantar, fui comer arroz com caldo de feijão e um grão entrou no buraco. Fui tentar realizar a limpeza, com ajuda de um cotonete, e percebi que no buraco o fundo tá branco. Será que ainda tem um pedaço do dente? Ou é normal esse fundo branco? Não mexi mto, pois ainda tô sentindo dor, mas fiquei preocupada em ainda ter algum resquício do dente. É possível?
    Obrigada.

    1. Paula, é assim mesmo. Provavelmente esse “branco” é o osso da sua mandíbula. Na ausência de outros sintomas, não acho que você precise se preocupar.

    1. Não, mas se for um episódio curto de sangramento, de resolução rápida, ok. O sangramento pode nem ter a ver com a cirurgia em si, mas com a inflamação na gengiva.

  239. Bom dia, quando os dentes cisos estao inclusos, e preciso tirar um por um por se tratar de uma cirurgia?? Já tirei os dois de baixo, e agora dia 20 vamos tirar os 2 de cima. Minha dentista disse que e preciso pois o efeito da anestesia pode me deixar meio zonza?? Estamos tirando um por um, e a respeito disso minha gengiva esta meio branca, o que pode ser??

    1. Fernanda, mesmo que os 4 estivessem inclusos, ainda assim poderiam ser removidos em sessão única. Mas é sua dentista que julga o melhor no seu caso… se ela acha mais prudente fazer um de cada vez, pelo motivo que for (dose de anestesia, tempo de sessão, pós-operatório), ok.

  240. Doutora, ha quatro dias arranquei meu molar de numero 47. Foi uma cirurgia bem complicada, durou mais de uma hora e o medico usou duas injeções de anestesia, ao final de tudo e quando a anestesia passou eu percebi que tinha rasgado os dois cantos da minha boca, machucado a lingua e o ceu da boca e por dentro na bochecha, ao questionar o medico ele disse que foi uma cirurgia muito complicada, pois a raiz do meu dente era em formato de anzol.
    Enfim ja tem dois dias que estou com dores insuportaveis, meu rosto na regiao onde ficava o dente fica latejando demais, doi ouvido e garganta e tbm na regiao do olho, tudo junto. Hj msm quase enlouqueci de dor. Tem um gosto horrível na minha boca hj, senti dor em metade do meu rosto desde perto do olho direito ate meu pescoço. Os remedios so resolvem por minutos, depois vem toda aquela dor. Isso e normal, doutora? E msm sendo complicada como o medico disse e normal machucar tanto a boca de um paciente? Minha recuperaçao ta muito dificil. Ja arranquei um dente, o ultimo do lado esquerdo inferior da boca (pois de acordo com os dentistas que ja fui nao tenho nenhum dos quatro sisos nem pra nascer). Doutora, toda essa dor e normal? Hj cai de tanta dor, nao consegui me manter em pé.

    1. Hully, dor pós-operatória é normal e esperada. Mas severa como você descreve, não. é preciso reavaliar, ver se há alguma complicação, alguma infecção… pra tratar de acordo. Quanto aos machucados nos cantos da boca, acontece… o dentista “puxa”, “estica”, o instrumental atrita na boca e na mucosa… e machuca mesmo. Mas isso se resolve em alguns dias, até de forma espontânea.

  241. Olá, faz 4 dias que arranquei os 4 sisos, todos estavam para dentro, tudo estava indo bem, mas ando tendo leves sangramentos numa das regiões do pontos e sinto a linha utilizada pinicando, mesmo que pouco (isso significa que os pontos irão se soltar sozinhos?). É normal sangrar 4 dias depois ? Sai ao sol de sombrinha mas mesmo assim estava muito quente, andei de ônibus, e hoje comi meu primeiro prato de comida sólida… será que alguma dessas coisas estimulou o sangramento ? Devo me preocupar? … Em questão da cicatrização, e normal a área ficar esbranquiçada e alguns lugares num tom roxo ? (como é comum ficar?)

    1. Marcia, todos so sintomas que você descreve são comuns no pós-operatório. Episódios curtos de sangramento, o ponto incomodando (ele eventualmente pode cair, mas não espere por isso, ele deve ser removido), o incômodo, o aspecto da região da cirurgia. Sim, o calor pode ter estimulado o sangramento. Mas, em princípio, tudo dentro do esperado.

  242. Dra. Ana boa noite,

    Realizei 2 extrações de Sisos, superior e inferior do lado esquerdo da boca, no dia 17.03.2016; o Superior esta ótimo, nem parece que eu extrai dente, agora o inferior foi mais trabalhoso, o dente estava semi-incluso e a raiz para você entender tipo nasceu “pinçando” o osso, onde o dentista conseguiu arrancar ele inteiro, fazendo muita força com alicate.

    Acontece que ate hoje sangra, as vezes para, as vezes sangra muito, com 3 dias os pontos caíram, eu voltei no dentista ele falou que estava normal e que iria demorar para parar de sangrar porque é o normal do processo de cicatrização.

    Mas hoje já é 05.04.2016 e antes de localizar sua pagina ao fazer a higienização da boca, já estava sangrando, sangue vermelho forte e na 1ª semana da extração do dente saiu tipo uma gosma vermelha meio branca do buraco. Questionei ao dentista sobre a alveolite mas ele desconsiderou, informou que não era, mas eu estou com medo, devido ter muito sangramento.

    Obs. Respeitei um prazo de 1 semana com o cigarro, mas voltei a fumar, reduzi, no máximo 4 cigarros ao dia, pode ser isso?

    Já parei de fumar. Mas tenho medo e receio, quase estou a procurar outro dentista para avaliar-me. Agora se é normal, fico mais tranquilo.

    1. Michel, normal não é… nem me parece alveolite. Mas também não é por causa do cigarro, pois esse hábito até diminui o fluxo sanguíneo local, haveria menos chance de sangramento e não estímulo a esses episódios (a não ser lá no comecinho do pós-operatório, pela pressão negativa e possibilidade de remoção do coágulo, mas essa fase já passou). Você por acaso toma algum remédio de forma contínua? Anti-coagulante, AAS? Tem algum distúrbio sanguíneo ou doença sistêmica (diabetes, pressão alta, etc.)?

  243. Dra. tudo bem? Eu arranquei o dente do siso, mas a dentista não deu ponto no local e hoje é o terceiro dia, apesar de escovar e fazer o uso de enxaguante bucal olhei para o buraco e tem resto de alimento, to com medo disso inflamar. É normal não dar ponto? Como fazer pra remover essa sujeira de dentro dele? Obrigada 😉

    1. Geralmente se dá ponto sim, Evanize. Mas se a sua dentista não deu, ok. Quanto à higienização, faça como sugiro no texto: uma seringa com água deve ajudar.

  244. Boa Noite Dra. Parabéns pelo seu blog, é muito interessante e nos ajuda bastante.
    Extrai um dente no dia 12 do mês passado. Já retirei os pontos, apenas ficou um buraco q o dentista disse q em breve ele irá se fechar sozinho. Já voltei a minha rotina de antes pois não sinto dor e não sangra. Queria saber se já posso voltar a comer fritura sem excesso. Ou tenho q esperar mais um pouco.
    Obrigada *—*

  245. Ola Dra. Boa tarde,

    Já tem três dias que extrai um siso inferior, até então a Dra dentista que efetuou a extração disse apenas que mantivesse repouso, então, pelo que li não cumpri algumas recomendações. Bebi sopa quente, comi alimentos sólidos, mas em pequenos pedaços, fiz bochecho com soro e água após cada refeição, e agora estou com resíduos desses alimentos no buraco, ele sangra mas só durante a noite. Não estou com mau halito e não sinto dores, só um grande inchaço que incomoda um pouco, ainda estou com a língua e o lado inferior da bochecha dormente, não sinto nada, por isso não sei se não sinto dor por esse motivo. O que a Dra. pode me dizer sobre minha recuperação e como posso fazer uma devida higienização? Posso fazer compressa para diminuir o inchaço ?
    Obrigada.

    1. Thalyta, embora você tenha feito algumas coisas que não deveria, não me parece que tenha havido grandes consequências. Os sintomas que você relata são relativamente comuns no pós-operatório imediato, e a ausência de dor é um ótimo sinal. A sensibilidade deve voltar aos poucos e, quanto à higienização, faça como sugiro no texto. Como está inchado, faça compressas frias hoje e amanhã. Depois, pode fazer mornas, pra ajudar a resolver o processo inflamatório.

      1. Obrigada por sua atenção e por seu tempo, admirável o trabalho que realiza aqui neste site, e creio, fora dele.

        Tudo de melhor para sua vida! 🙂

  246. Olá doutora, eu extrai dois dentes e depois de de 3 horas comi macarrão com carne moída, isso pode fazer algum mal? E se ficar pedacinhos de carne moída no local?

    1. Não Gabriela, sem problema. Apenas higienize bem. Ainda não dá pra usar a seringa com água como explico no texto, porque o coágulo ainda não deve estar bem “fixado”, só depois de 2 ou 3 dias. Mas se ficar algum resíduo nesse período, ele acaba saindo sozinho.

  247. Olá, Dra.!! Fiz uma cirurgia ha 1 dia atrás, para retirar um dente q estava nascendo por baixo, entre os dois últimos dentes. Posso escovar os dentes normalmente no local ou corre risco dos pts saírem??

    1. Normalmente é difícil, Katy… porque vai doer e, pode acontecer sim, dos pontos se soltarem. Sugiro usar um cotonete umedecido e limpar os pontos apenas superficialmente. Assim que os pontos forem removidos, se você não sentir dor, pode escovar o local.

  248. Bom dia Dra., extrai dois dentes sisos, um superior e um inferior, o superior foi como a minha dentista disse muito tranquilo, o inferior foi de fácil extração também, hoje faz 3 dias da cirurgia, percebo que os pontos inferiores estão soltando, embora o buraco ainda esteja fechado, mas uma dorzinha de leve que não para, esses pontos que estão soltando é normal? Tem algum problema?

    1. Me parece tudo normal, Márcio. Os pontos às vezes afrouxam mesmo, e um pouco de dor é esperado nessa fase pós-operatória.

  249. Boa tarde! Dra. tive que fazer a extração de 2 molares, e já faz 2 semanas, 1 ainda esta com o buraco e o outro não tem mais o buraco, porem nasceu um “tipo de carninha”, não sei explicar, não sinto dor, porem toda vez que escovo sangra, é normal? Também sinto dor na junção do maxilar, mas acho que é pq só consigo mastigar com os dentes do fundo por conta da extração, correto?

    1. Bia, depois de 2 semanas não deveria mais haver sangramento… então talvez haja uma pequena gengivite local. Continue higienizando, mesmo que sangre. Ainda é esperado algum incômodo, sim.

  250. Olá Dra. Ana Tokus! Em primeiro lugar muito obrigada e parabéns por este serviço de utilidade pública, nos ajudando em um momento que é corriqueiro para os profissionais acostumados, mas delicado para o paciente.
    Como vi respostas recentes, vou solicitar ajuda para verificar se estas situações são normais:
    Extraí dois dentes há 5 dias (um molar inferior no fundo e um superior na lateral), onde sinto estes dois sintomas:
    No inferior: não sinto dor no local da cicatriz, mas como se fosse uma dor “de osso” muito forte e o tempo todo, parece estar repuxando.

    No superior: a cicatrização está normal, mas no segundo dia notei uma “ferida” como se fosse acima do dente extraído (na curvinha entre a gengiva e a parte interna do lábio). Arde muito, como se fosse uma afta. Será que foi algo que me machucou durante a cirurgia ou é um processo normal de reação?

    Desde já agradeço muito por sua resposta. Estou bastante apreensiva e incomodada com estas dores…

    1. Erika, fico feliz em ajudar. 🙂

      Como a cirurgia é recente, no caso do inferior é até esperado que haja essa dor difusa que você relata. Em princípio, faz parte do pós-operatório normal. No caso do superior, deve ser uma afta mesmo, por causa do atrito do instrumental durante a cirurgia (a pressão de um afastador de lábio, por exemplo). Isso é bem comum e se resolve de forma espontânea.

        1. Eu não tenho mais consultório, Erika… eu tinha até uns 3 anos atrás, mas vendi e tenho me dedicado mais à Radiologia (exames de imagem), mesmo. Mas trabalho em Curitiba-PR.

  251. Boa tarde,

    Fiz extração do dente do siso ha 11 dias e ja fiz a retirada dos pontos, porém um dos pontos no pós operatório estourou e eu fikei com um buraquinho aparentemente maior do que ficou quando retirei os outros 3 dentes. Nesse buraquinho maior insiste em entrar comida, alguns graozinhos insistem em entrar, gostaria de saber como faço a limpeza no local, posso estar cutucando para retirada desses grãos?

    1. Como sugiro no texto, Daiane… água ou enxaguante bucal e uma seringa, sem agulha. NÃO INTRODUZA nada no “buraco”, ok?! Você pode se machucar.

  252. Olá doutora Ana… faz dez dias que extrai dois sisos em baixo, um do lado direito e outro do lado esquerdo, o do lado direito foi bem mais complicadinho porque estava semi incluso, ainda sinto uma leve dorzinha, bem de leve, acredito que seja normal… tanto que quando fui retirar os pontos eu disse para o dentista que estava com dor que latejava e que repuxava, mas que era uma dor suportavel, ele disse que não era normal eu sentir dor, tanto que me receitou outro antibiotico mais forte… mas o que está me incomodando é o mau halito que esta saindo do local onde o dente estava, na verdade eu extrai esse dente porque ele ja estava dando odor devido a ele estar semi incluso, o que facilita a entrada de resíduos alimentares, gostaria de saber se é normal depois de dez dias ainda ficar com mau halito? O local ainda esta doendo um pouquinho, sinto que esta sensivel ainda o local. Desde já agradeço.

    1. Ane, sim, sua cirurgia é bem recente e todos os sintomas que você relata podem ser considerados normais, inclusive o mau hálito, que ocorre tanto pela dificuldade de higienização quanto pela maior proliferação de bactérias anaeróbias própria da fase pós-operatória.

  253. Ola Doutora,
    Mesmo depois de 5 dias o local da extração fica latejando muito, a ponto de não conseguir ficar sem remédio. É normal?

  254. Olá, Doutora Ana. Faz duas semanas que retirei os pontos do siso. Percebi que o dentista acabou deixando duas linhas ainda pra trás. Não estão me incomodando e não sinto dor, mas percebo que a comida tende a ficar mais neste espaço. Gostaria de saber há algum problema em deixar essas linhas e se elas saem com o tempo. Agradeço.

  255. Olá Sra. Ana! É normal quando extraimos o dente do siso “sair” um líquido juntamente com baba? Que tem um sabor nao muito agradável?

    1. É sim, Maria. Provavelmente é só um exsudato inflamatório, um líquido cheio de proteínas, comum na cicatrização. Na ausência de outros sintomas, não é preciso se preocupar.

  256. Dra. Ana, boa tarde!
    Eu me submeti a uma extração do siso inferior, e no processo todo, resumindo, o dente estava colado no osso, segundo informação do dr. responsavel pela extração, ele teve que usar uma especie de serrinha eletrica para serrar o osso; ontem retornei a ele para retirar os pontos; não sinto dor no local da extração, mas onde ocorreu a serragem do osso sinto muita dor, ele disse que é normal até a cicatrização e tem saido um liquido amarelo, minha garganta esta amarela, minha lingua esta parcialmente dormente e acida, tenho notado a perda de paladar.
    Ele me orientou na assepsia, usa um enxaguante bucal com composto clorexidina 0,12%
    O que a sra. pode dizer sobre tudo isso que lhe expus?
    Desde já agradeço a sua atenção!

    1. Fábio, cirurgias que envolvem osteotomia costumam ter um pós-operatório mais “chato” mesmo. O líquido amarelo provavelmente é apenas um exsudato inflamatório, comum na cicatrização. Portanto, parece que está tudo dentro do esperado.

      1. Doutora, eu fiz uma extração de dois pré molares para fins ortodônticos e foi super tranquilo, porém tive q extrair também um molar inferior, já tem 5 dias, porém no terceiro dia após a cirurgia eu fiz muito esforço e tomei sol, e agora está doendo demais. Será que infeccionou ou é normal essa dor? Ainda não fui tirar os pontos e estou tomando Amoxicilina e Ibuprofeno.

        1. Juliana, o esforço físico não causa infecção, mas pode exacerbar os sintomas inflamatórios… acho que esse é o caso. Você já está tomando antibiótico e anti-inflamatório, então, no momento, apenas repouse. Juízo, ok?!

    2. Dra. Ana, obrigado pela resposta. Mais outra coisa que não mencionei; quando tento abrir minha boca ainda sinto muita dor na junção do maxilar e a lingua dormente se estica, ainda sinto muita dor Dra., isso é normal ? Isso pode ser efeito de parestesia? Nesse caso foi um erro do dentista?

      1. É da parestesia. Não dá pra afirmar que seja erro do dentista, a parestesia é uma complicação pós-cirúrgica relativamente comum, via de regra transitória.

        1. Dra. Ana, hoje retornei ao dentista para verificar minha cirurgia do ciso, conforme relatei anteriormente. O que acontece Dra. é que começou aparecer umas manchas nos meus dentes, ja faz um pouco mais de 1 mês da cirurgia e ainda sinto o efeito da anestesia, devido a parestesia, e essas manchas ele me informou que seria por conta do enxaguante bucal que pode provocar essas manchas; nunca vi isso, o enxaguante não é justamente para evitar manchas, tartaro, placas bacterianas e etc…

  257. Olá doutora!! Eu ontem fui tirar o meu dente do siso, custou um pouco porque o meu dente estava a nascer de lado e estava um pouco em baixo, e na hora para o arrancar doeu me, levei anestesia mas parecia que não fazia efeito, então tive que sofrer um pouco. Eu hoje parece que estou a começar a ficar doente, nao sei se é porque o meu tpm veio a estou muito mole. Há motivo para me preocupar?
    Mais uma coisinha, ontem pus muito gelo a tarde e nao tinha inchado nada, quando acordei hoje de manhã parecia uma batata ?

    1. Carol, seu mal estar e o inchaço são sintomas comuns no pós-operatório. Não vejo motivo pra preocupação. Faça compressas frias nos 3 primeiros dias pra diminuir o inchaço, depois disso você pode fazer compressas mornas, pra ajudar a resolver o processo inflamatório.

      1. Em vez de usar compressa quente posso usar aquele saquinho quente? Por exemplo aquelas que se aquece no microondas e tem sementes.

          1. Já vou no quinto dia, ainda sinto um pouco de desconforto no dente onde o tirei. Mas é um desconforto ligeiro ou devo me preocupar?

  258. Bom dia Ana Tokus,

    Arranquei um dente siso superior há 9 dias, foi realizada cirurgia e ontem foram retirados os pontos. Hoje as 3:30 da madrugada, acordei com um incômodo na boca, não eram dores, mas sentia algo na boca, então acordei e fui ver o que era, era sangue saindo pela minha boca, muito sangue, estava dormindo de rede para manter a cabeça mais elevada que o corpo, sujou muito a rede, assim como meu lençol, meu ombro esquerdo também tinha bastante sangue, o sangue era sólido, me pareceu hemorragia. O que poderia ser isso? Confesso que na mesma noite, eu precisei correr pq deixei algo no fogo e havia esquecido e corri de uma forma não moderada, será que esse foi o motivo?

    1. Joici, hemorragia é uma palavra forte pra essa situação… você teve um sangramento, mas não me parece nada grave. Se o sangramento parou, ótimo. Quando deitamos aumenta o fluxo sanguíneo na região da cabeça e da face, então pode acontecer. Sua “corrida” pode ter colaborado pra isso, sim.

  259. Fiz a extração de um dente do siso na parte de baixo, ontem, não sinto dor, não esta sangrando nem nada, consigo abrir a boca normal, e consigo comer normal também, com cuidado e mastigando do outro lado também, tem algum problema ou deve ficar comendo comidas pastosas mesmo?

    1. Não há necessidade de ser pastosa, Jéssica. Se você se sente bem, como normalmente. Só corte a comida em pedaços menores, por uma questão de conforto.

  260. Boa noite Dra. Ana,
    Extrai meu dente há dez dias, já retirei os pontos. Não sinto dor e nem sangra, apenas está com um buraco que o dentista disse que logo vai cicatrizar. Queria saber se já posso fazer sexo? Ou ainda é cedo?

  261. Olá! Eu fiz uma extração do dente 14, e o meu dentista nao deu ponto. No primeiro dia sangrou bastante e eu fiquei lavando com água bem gelada, já que nao estava conseguindo pôr o gelo diretamente. No dia seguinte (hoje) já não está sangrando mais. Gostaria de saber se posso fazer leves bochechos com água oxigenada de 10 volumes misturado com água para limpar a área da extração e os outros dentes também, já que estou com separadores por causa do aparelho e nao estou conseguindo fazer toda a limpeza que deveria.

    1. Bianca, não há necessidade de usar água oxigenada, até porque é um péssimo antisséptico bucal. Use um enxaguante bucal mesmo, sem álcool, e procure não bochechar, só lavar mesmo.

  262. Boa tarde Dra. Ana. Já se faz 9 dias q arranquei meu dente, aí com uma semana eu voltei para retirar os pontos. Só q ficou um buraco e o dentista disse q é normal, q com o tempo vai se fechando, mas aí sábado eu vou para o clube. Tem algum problema? Eu posso ir normal ou tenho que esperar mais um pouco? Meu rosto não está inchado e eu não estou sentindo dor nenhuma.
    Obrigada aguardo a resposta…

  263. Fiz uma cirurgia do dente antes do ciso e os pontos cairam no segundo dia, deixando um buraco profundo, e sinto muita dor, quero saber se preciso tomar pontos novamente.

    1. Em princípio não, Rosilene. às vezes os pontos se soltam antes, mesmo, sem maiores consequências. Mas se há dor, seria bom que seu dentista reavaliasse.

  264. Boa noite! Estou com uma dúvida.
    Os meus dentes do siso estão em processo de cicatrização, porém o dente direito inferior está com umas massas brancas dentro do buraco que ficou no dente. Eu já escovei os dentes, fiz bochecho e elas não saem. Tive até a ideia de passar cotonete umedecido pra ver se sai, mas tenho medo de sangrar ou causar uma infecção. O que seriam essas massas brancas? É normal ficar assim? Aguardo o retorno! Obrigado!

    1. Mario, ou é placa bacteriana ou é o próprio aspecto da gengiva em cicatrização. Faça a higienização como sugiro no texto, o que não sair, seu próprio organismo “dá um jeito” de eliminar.

      1. Muitíssimo obrigado! Pra finalizar, só mais uma pergunta: a gengiva dos dentes da frente do siso está alta ainda e parece que ela está meio cortada. É assim mesmo? Ando um pouco preocupado, pois quando vejo-a no espelho, ela ainda está alta. Agradeço a atenção!

  265. Boa tarde, doutora.
    Fiz extraçao do siso inferior esquerdo ontem e, apesar de não estar sentindo dores fortes no local, minha garganta está muito seca e dói apenas do lado esquerdo também, bem próximo aos pontos. Isso pode ser só uma coincidência ou é algo esperado da extraçao? Pode ser sinal de infecção? Meu dentista disse que não havia necessidade de nenhum anti-inflamatório ou antibiótico, então tomei apenas um dorflex ontem para dormir.
    Obrigada desde já.

    1. Raquel, dor de garganta é um sintoma bem comum no pós-operatório, por causa da proximidade anatômica entre o local da extração e a garganta. Em princípio, tudo ok.

  266. Olá Dra… extraí 3 sisos ontem lah pela hora do almoço (2 em cima e 1 em baixo, 1 eu jah havia extraído na adolescência)… acho q que fui afortunada, porque não senti dor e o meu dentista disse que não sangrou quase nada… cerca de 1h depois joguei fora o algodao e desde então não tive mais sangramento algum… os locais estão com gengiva de cor normal, inclusive nos pontos… não inchou e nem sinto dor, somente um incomodozinho embaixo porque o dente estava bem no fundo da boca…
    Estou me alimentando de coisas pastosas e biscoito daqueles beeem levinhos que derretem na boca, não necessitando de mastigação… gostaria de saber se hj jah posso mastigar pedaços bem pequenos (morninhos, eh claro) ou se devo continuar com a alimentação pastosa (meu dentista sugeriu que fosse por 2 ou 3 dias).
    Estou tomando nimesulida e clindamicina, pois sou alergica a qquer penicilina.
    Obrigada…

    1. Cristiane, se você estiver se sentindo bem, já pode introduzir uma alimentação mais consistente. Apenas corte a comida em pedaços menores.

  267. Boa Noite Dra. Hoje eu retirei meu pontos, aí ficou um buraco. É normal sangrar um pouco ao escovar? Conversei com meu dentista e ele disse q era, mas eu fiquei com um pouco de medo. Hoje fez uma semana q extrai esse dente.
    Aguardo a resposta *—*

    1. Sim Cláudia, pode sair um pouco de sangue. Sendo episódios curtos, que cessam logo em seguida, você não precisa se preocupar.

  268. Hoje faz 5 dias que extrai o siso inferior do lado direito, eu sempre olho no espelho para saber como está, e percebi que tem tipo um líquido amarelo dentro do buraco, e às vezes sinto um gosto ruim na boca, isso é normal ou pode ser pus?

    1. Dada a situação é normal, Josue. Esse líquido deve ser apenas um exsudato inflamatório, sem maiores consequências.

  269. Olá, doutora Ana.
    Extrai 2 dentes sisos há 5 dias, o inferior estava incluso. Preciso extrair os outros dois sisos do lado direito, e como meu rosto inchou muito eu gostaria de saber sua opinião quanto ao uso de corticóide antes da extração. Você acha necessário ou só o uso de antibiótico (amoxicilina) já é o bastante no pré-operatório?

    1. Karen, nem o uso de antibiótico é obrigatório… o dentista prescreve corticóide e/ou antibiótico se julgar, pelo exame clínico / anamnese, necessário. Via de regra não se usa nenhum dos dois, mas alguns cirurgiões têm o hábito de prescrever corticóides antes da cirurgia sim, justamente pra diminuir a possibilidade de inchaço.

  270. Olá Dra. Ana, olha, já faz duas semanas contando com essa quinta que eu deveria tirar meus pontos e não tirei, uma porque a mesma doutora que me atendeu não iria estar na clinica essa quinta, porque perdi a hora e ela vai sair cedo, enfim, agora eu vejo que só no local dos pontos é que está inflamado, doendo e saindo aquela aguinha, gostaria de saber se tomando anti-inflamatório até quinta que vem da pra segurar até ela tirar os pontos ou tenho que procurar outro dentista para tirar os pontos!? Está doendo bastante de novo e não sei o que fazer !! Desde já obrigado !

    1. Renata, procure outro dentista, de preferência na mesma clínica. Explique a situação, um colega da sua dentista pode remover os pontos pra você. A remoção dos pontos é um procedimento rápido e deve aliviar os sintomas que você descreve.

      1. Olá Dra, me ajuda por favor, eu arranquei o siso na segunda feira de tarde, no mesmo dia a noite meu rosto inchou a noite e na terça aumentou e na quarta-feira ficou maior ainda, saindo muito pus, voltei no dentista mas o doutor que me atendeu não tava, mas tinha uma dentista la e me atendeu e trocou minha medicação por uma mais forte, e me disse que eu peguei uma bactéria, tive febre, muita dor, queria saber como posso pegar uma bactéria com menos de 24 hs de extraído o siso? Ou eles não fizeram esterilização nas ferramentas cirúrgicas? A sra consegue me esclarecer?
        Desde ja agradeço.

        1. Ingrid, geralmente a infecção, nesse caso, não vem de uma bactéria que você “pegou”… mas de bactérias que você já tinha, afinal nossa boca está cheia delas. Geralmente elas não fazem mal, fazem parte da flora bucal normal, mas em determinadas situações elas podem ficar mais virulentas e causar infecções. Mas mesmo que não fosse esse o caso, voc~e pode ria “pegar” uma bactérias minutos depois da cirurgia… imagine em 24 horas.