Comidas “remosas”: o que posso comer depois de extrair um dente?

Comidas remosasVocê provavelmente já ouviu falar sobre certos alimentos que as pessoas supostamente devem evitar após extrair um dente ou se submeter a outro tipo de cirurgia bucal. Popularmente, dá-se o nome de comida remosa a esse tipo de alimento, adjetivo que vem de reima ou reuma e que significa algo como “que prejudica o sangue”. Essas restrições alimentares são mais praticadas nas regiões norte e nordeste do Brasil.

Como exemplos de comidas remosas posso citar: carne de caça, ovos, carne de porco e frutos do mar (camarão, mariscos, caranguejo). A sabedoria popular diz que esses alimentos não devem ser consumidos por pessoas em situação de risco, ou seja, em pós-operatórios, com infecção / inflamação ou com ferimentos. Os efeitos seriam de aumentar os sintomas inflamatórios e/ou prejudicar a cicatrização.

Mas isso tudo é verdade ou é só crendice?

Na verdade, a ação desse tipo de alimento no organismo e nos processos de cicatrização e inflamatórios é pouco estudada e conhecida. A característica remosa de certos alimentos parece estar associada à carne de animais de dieta carnívora, mista, generalista e detritiva. Ou seja, o problema não são os animais que você come… mas o que comem os animais que você come 😉 . Muitos desses animais consomem alimentos em decomposição, que estão cheios de bactérias. As bactérias não são um problema em si, já que são eliminadas quando a carne é bem cozida, mas as toxinas que elas fabricam podem permanecer. E aí estaria a reima.

Um agravante é que na fase pós-operatória – depois da extração de um dente, por exemplo – pode haver queda da imunidade, o que deixa o organismo da pessoa mais vulnerável… então a teoria é que os alimentos remosos seriam prejudiciais à recuperação do organismo, já que contêm substâncias potencialmente tóxicas. Por outro lado, é muito comum que as pessoas se alimentem mal depois de extrair um dente, geralmente por acharem que estão proibidas de comer alimentos sólidos de forma imediata, o que as deixa ainda mais debilitadas. Embora se recomende evitar alimentos muito consistentes no início do pós-operatório, não é necessário tomar apenas sucos e comer “papinhas”… a dica é usar o bom senso! É essencial que o paciente em recuperação se alimente bem.

Tá… mas e aí? Pode ou não pode comer alimentos remosos depois de uma cirurgia bucal?

Há indícios de que certos alimentos não beneficiam o processo de cicatrização, mas não há estudos conclusivos a respeito. Parece que o assunto é mais do que um tabu cultural, porém não dá pra afirmar que deixar de comer camarão ou carne de porco traga algum benefício no período de recuperação de uma extração dentária, por exemplo. Enfim: sob o meu ponto de vista, o mais importante é que você coma bem, de forma nutricionalmente equilibrada e procure seguir à risca as recomendações pós-operatórias do seu dentista. Assim as chances de uma boa recuperação, sem intercorrências, aumenta exponencialmente.

Leia um excelente artigo sobre o tema aqui –> Tabus alimentares em medicina: uma hipótese para fisiopatologia referente aos alimentos remosos

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Geral

Marcadores:

547 comentários

  1. Doutora, eu extrai 2 dentes, 1 do lado esquerdo e o outro do lado direito, os 2 de baixo, faz 3 dias, eu to comendo miojo morno, sempre esperando esfriar, porém eu comprei um que é meio o tempero é meio picante, minha mãe disse que nao pode, eu disse mae eu vou comer o miojo frio, ela disse q mesmo frio a pimenta e quente e nao pode ou algo do tipo. É verdade, doutora? Responde ai por favor.

  2. Olá Doutora, boa tarde!
    Vou extrair um dente (acho que molar) que está “encavalado” para dentro, meu dentista diz ser um procedimento simples. Posso comer churrasco no mesmo dia da remoção? Posso morder com o outro lado da boca? Rsrs, obrigado!

    1. Marcus, melhor evitar mastigar alimentos mais duros no lado da extração pelo menos durante a primeira semana, porque vai doer. Mas com o outro lado, pode.

  3. Oi doutora,
    Extrai o siso na última quarta feira e os 3 primeiros dias foram tranquilos, só que desde ontem venho sentindo dor forte abaixo do ouvido que só passa quando tomo remédio. Queria saber se é normal sentir dor depois de ter passado 3 dias não sentindo nada. E eu estava olhando o lugar da extração e parece que tem um buraco e as vezes sinto como se a pele estivesse colada e quando abro a boca sinto um beliscão, é assim mesmo?
    Só mais uma coisa, estou com muita vontade de comer nuggets e salada de alface, tem algum problema? Não aguento mais comer meleca.

  4. Boa noite dra., extrai meu dente e inflamou muito a alveolite, sentido muita dar no buraco lx no 3 dia! Hoje faz 9 dias e ainda doi um pouco, estou tomando antibiotico, gostaria de saber se demora muito essa inflamação ?

    1. Nino, como você teve alveolite, a recuperação demora um pouco mais, mesmo. A boa notícia é que vai melhorar, mesmo que aos poucos. Uma alveolite leva até uns 10 dias pra se resolver (desde o seu início).

  5. Dra. Fiz a extração do 3 molar na quarta, hj já faz 2 dias. Mas tá sangrando, principalmente durante a noite. Acordo com a boca cheia de secreção, é normal? Devo retornar ao dentista?

    1. Andreza, secreção ou sangue? Porque alguma secreção pode ser normal, por causa do processo inflamatório. No caso de sangramento, se forem episódios curtos e controláveis, ok. De qualquer forma, se achar necessário, procure seu dentista pra reavaliar.

    1. Geralmente se dá ponto, Devison. Mas se seu dentista não deu pontos, ok, sem problema. Os pontos servem mais para proteger o local da extração do que pra fechar a gengiva. Não, ovo cozido não acelera a cicatrização. Mas você pode comer, se quiser. 🙂

  6. Boa noite doutora, extrai 3 dentes hj, quero saber se posso comer raízes, batatas, aipim, e se posso usar antisseptico da hinode, e se posso retirar os restos de alimento que caíram no lugar da cirurgia com cotonetes ?

  7. Ola Dra.
    Fiz a extração de dois sisos, o superior e o outro estava deitado, teve que quebrar pra tirar, sofri bastante antes de retirar os pontos, fiz a cirurgia no dia 16/11 e retirei dia 23/11, só que mal consigo abrir a boca, ainda doi mt, estou sentindo umas pontadas no ouvido e a parte de baixo ainda doi bastante, o que devo fazer ? E com quanto tempo posso voltar a comer tudo normal ? Porque ainda to na sopa, nao consigo mastigar NADA :/

    1. Larissa, embora você relate sintomas mais severos, todos eles são relativamente comuns no pós-operatório. Então não dá pra dizer que há alguma alteração relevante. Converse com o seu dentista, talvez seja o caso de trocar de analgésico. Você pode comer normalmente já, desde que se sinta bem pra isso. Cada organismo tem um ritmo próprio de recuperação, algumas pessoas levam dias, outras semanas.

  8. Boa noite, Dra.

    Faz 6 dias que eu extrai o 2 molar, nesses dias eu segui uma dieta. Evitei comer alimentos sólidos… Meu dentista me pediu para evitar carne moída pelo risco de cair dentro do “buraco” que ficou.

    Posso comer hamburguer? Ou devo evitar?

    Obrigado!

  9. Doutora, extrai um dente há 5 dias. Não estou conseguindo fechar a boca direito, meu maxilar já está dolorido. É normal? O que eu faço? E eu posso comer brigadeiro de panela? Faz mal?

  10. Boa tarde Dra.
    Eu arranquei o dente do siso segunda dia 07/11 por volta das 13:50 14:00, e fiquei até quinta dia 10 só na sopa, vitamina e sorvete. Mas na quinta mesmo eu comi um miojo depois das 14 e um na hora do almoço… E hoje sexta dia 11/11 estava morrendo de fome e comi arroz e feijão com salsicha. Queria saber se tem algum problema? Eu sinto um gosto horrível toda vez que como algo mesmo q seja algo cremoso e líquido. Escovo os dentes após cada refeição e uso Periotrat, não faço bochechos fortes, mas eu sinto que está sempre sujo o local e até usei uma seringa pra limpar. Estou fazendo certo??
    Por favor me esclareça essas dúvidas.
    Obrigada.

  11. Dra. Extrai o siso inferior do lado esquerdo no sábado, hoje faz três dias. Posso tentar comidas mais consistentes?

    Abraço!

    1. Pode! É importante ir retomando a alimentação normal, apenas corte os alimentos em pedaços menores e mastigue com cuidado.

      1. Oi Dra. faz três dias hoje que arranquei um resto de molar, e eu quero saber se eu posso comer uma lasanha, com queijo presunto, carne moída e requeijão, teria algum problema por causa do queijo e do requeijão?

      2. Doutora, meu noivo extraiu dois dentes hoje, e queria saber o que ele pode comer porque esta sangrando ainda e ele não pode fazer bochecho.

        1. Alimentos frios / mornos e de consistência mais mole. Na verdade é mais questão de bom senso, não há proibição, quando ele estiver se sentindo melhor já pode ir introduzindo alimentos mais consistentes.

  12. Boa tarde, ontem extrai um dente e gosto muito de comer calabresa. Há algum problema em comer em menos de 24hs de extração?

  13. Dra., extrai dois dentes sisos hoje. Posso comer sopa de legumes? To com muita fome, e desde a retirada só no sorvete.

  14. Doutora, gostaria de saber se é opcional eu realizar um tratamento de canal sendo que estou disposto a extrair, por ser uma solução mais barata financeiramente, no caso o dentista pode se recusar a extrair? Pois o mesmo está querendo me induzir a fazer um canal.

    Obs. O dente é o primeiro molar inferior direito, por opção propria queria extrair sendo que o mesmo näo é um dente estético, mas sim funcional.

        1. Se as extrações já têm mais de 7 dias e você não tem mais os pontos, já pode. Apenas vá com calma, respeite seus limites.

  15. Olá doutora, extraí os sisos no dia 21/10 e hoje (26/10), 5 dias depois da extração, comi salsicha, será que pode causar algum problema, por ser feita de carne de porco?

  16. Dra. Ana, extrai o dente de leite ontem no dia 24/10/16 e tou tendo muitas contrações, tipo dor no lugar onde fiz a extração, dor de cabeça, ânsia de vomito E ETC… O QUE EU FAÇO ? PODE IR A ESCOLA?

  17. Olá Dra. Ana, extrai o siso ontem 20/10, posso ter relação sexual? Desculpa a pergunta, mas esqueci de perguntar para o meu médico.

    1. Lia, é preciso evitar atividade física intensa pelo menos até a remoção dos pontos, o que ocorre mais ou menos de pois de 1 semana da cirurgia. Não que seja proibido, mas vá com calma. E nada de sexo oral e beijos muito “animados” por enquanto, ok?!

  18. Doutora, ja tem nove dias que extrai o dente n 16, no terceiro ou no quarto dia senti que saia um liquido com gosto horrivel da boca e meu halito tava muito forte, sabe mau cheiro mesmo, quando foi segunda 17/10/2016 voltei ao medico e expliquei a ele, ele tirou os pontos e viu que tava com resto de alimento, ele fez uma limpeza colocou um remedio e quando foi ontem o remedio começou a sair no lugar do ponto, abriu um pequeno buraco e o remedio saiu e saiu sangue tambem, é normal? Eu queria saber tambem por que o buraco do meu dente parece que ta ligado com o meu nariz, e se eu ja posso comer coisas solidas tipo arroz, feijao, eu to so no suco, ja perdi uns 5kg, e se ja posso pegar no pesado ? Desculpa perguntar tanto, doutora!

    1. Naldo, seu dentista deve ter colocado um curativo no alvéolo, uma barreira física. Algum sangramento e odor ruim podem ser esperados, mas não a passagem de ar da boca com o nariz. Entre em contato com o seu dentista e relate isso. Sim, se você estiver se sentindo ok, já pode comer alimentos sólidos.

    1. Vai muito de como você estiver se sentindo e do bom senso também, Vinícius. Vá experimentando… apenas não aconselho comidas muito quentes e consistentes nos 3 primeiros dias, o que não quer dizer que você não possa comer nada morno e sólido.

  19. Dra. Bom dia, ha alguns dias meu dente começou a incomodar, e aí n tá estragado nem nada, mas sinto que a dor vem da raiz do dente e hj doi e a gengiva está muito inchada, o que será que pode ter acontecido?

    1. Pode ser um problema de canal ou periodontal (nos tecidos em volta do dente, osso e gengiva), Samuel. Procure um dentista pra avaliar.

  20. Doutora, faz 20 dias que fiz um canal dentário por conta de uma queda e acabei quebrando os dois dentes da frente superiores, porém, ainda sinto dores de vez em quando, pressão interna e sensibilidade ao passar a lingua. É normal?

  21. Dia 14/09 extrai o primeiro pré-molar e levei ponto (a extração foi necessária para tratamento odontológico), depois de três dias eu posso comer camarão, calabresa ?

      1. Retirei quinta de manha os dentes do siso, a partir de quando posso voltar a comer pão, pastel, macarrão (alimentos q n sao duros nem moles)?

    1. Se for apenas um pequeno sangramento, breve, sem problema. O sangue coagulado que fica no local não deve ser removido, é ele que vai garantir a cicatrização.

  22. Dr, boa tarde!

    Fiz a extração de 2 sisos vai fazer uma semana, ainda não tirei os pontos, mas gostaria de saber se apos a retirada dos pontos tem algum problema comer sushi, camarão… ?

    Desde já, agradeço.

    1. Bom dia Rebeca,

      Sem problema algum se você trouxer um combo de Sushi e um camarão empanado pra mim! hahaha. Brincadeira a parte, não tem problema. Lembre-se de higienizar bem onde foram feitas as extrações para não ficar nenhum resto alimentar.

  23. Boa noite, doutora! Dia 08/09 extrai os 4 sisos, vou retirar os pontos próxima quarta (14/09), gostaria de saber se após a retirada dos pontos eu poderei comer normalmente, comidas quentes, pizza, sanduíche , tudo que tenho direito? Mastigar normalmente e tudo mais ? Durantes esses dias só como coisas pastosas.

    1. Nossa, mesmo nome, mesmo dia de extração, mesma dúvida e mesma ansiedade em voltar a comer tudo o que se tem direito!!! huahuahua Tamu junto, nath!
      Obrigada pelo esclarecimento, Dra. Ana!

  24. Fiz a extração do dente de siso no sábado (03/09), ainda está um pouco inchado, e eu queria saber se já posso mastigar os alimentos, ou continuar comendo coisas fáceis de engolir.

    1. Depende de como você estiver se sentindo, Ana. Se você estiver ok, comece a tentar mastigar alimentos mais consistentes. Sem problemas.

  25. Oi Doutora, tudo bem?
    Gostaria de tirar 2 dúvidas… Hoje (25/08) extrai 2 dentes sisos do lado direito. Os dentes estavam deitados, por isso precisou quebrar osso e dar pontos. A noite fiz uma sopa batida no liquidificador com frango desfiado. Mesmo assim, ficou alguns fiapos de frango. Será que pode grudar nos pontos e causar algum problema? A segunda dúvida é que o meu dentista falou para eu comer alimentos líquidos e pastosos por pelo menos 3 dias. Será que no 2º dia pós cirurgia eu posso comer bolo?? Obrigada!!

    1. Amanda, não fique muito “neurótica” a respeito. Como bem, é importante pra você se recuperar bem, também. Procure higienizar o melhor possível e, do que não for possível, seu organismo se encarrega. Coma bolo! 😉

  26. Dra. Ana extrai dois dentes do siso no sábado 20/08 e até o momento ainda sinto um incomodo, e o primeiro molar inferior doí, incomoda, pois está parecendo que contém uma afta (mas acredito que não seja isso), porém a linha dos pontos passa por ele, será que está infeccionado, inflamado?

    1. Juliana, algum grau de inflamação sempre há, faz parte da cicatrização. Assim como algum incômodo. Pelo seu relato não dá pra dizer que há alguma alteração, mas não hesite em procurar o seu dentista pra reavaliar se achar necessário.

  27. Doutora, extrai um dente siso hoje, o dentista não deu ponto, ficou aberto. Quais cuidados devo tomar? Tem perigo de infecção? Obrigado.

  28. Fiz uma cirurgia para a remoção do dentiqueiro faz 9 dias, no 8o dia, no caso ontem, eu comi camarão e estou sentindo dores. É normal?

    1. Eu passei pela mesma situação, comi uma torta de sururu depois de ter extraído um dente, no outro dia amanheci com o lado da boca toda inchada, retornei ao dentista e ele me medicou com anti-inflamatório e antibióticos, pois estava muito inflamado.
      E eu não acredito nessas histórias de comida que faz mal.

  29. Doutora, sempre tive cáries, porém não com tanta frequência, e estou preocupado! Eu escovo bem os dentes e passo fio dental, porém, meus dentes estão dando algumas manchas na parte de baixo (quase junto a gengiva), e essas manchas um dentista me informou que seria fluorose, porém que seriam somente manchas. E estas manchas estão se transformando em cáries, e meus dentes estão muito frágeis, quando vão furar ele com a broca, ele vai quebrando, se desfazendo. Pode ser falta de alguma proteína óssea? Que afeta na imunidade óssea? Aguardo resposta, estou preocupado! Obrigado desde já!

    1. Gabriel, sua fluorose deve ser severa e, nesse caso, a superfície do dente se “desmancha”, mesmo… não só só manchas, é mais sério que isso. Não é um problema ósseo, ossos e dentes têm propriedades diferentes. A solução é restauradora: remover essas “manchas” e restaurar os dentes.

      1. Olá, tirei meu siso que ainda não tinha nascido dia 17/08, gostaria de saber se é normal o buraco estar aberto ainda, vou ficar com os pontos 22 dias por motivo do dentista nao poder retirar antes.

  30. Dra.
    Estou com 3 dias que extrai o terceiro molar na parte inferior, e continuo sentido dores, é normal?
    Desde já agradeço…

      1. Boa noite, Doutora gostaria de saber se a inflamação no dente siso pode afetar os lábios? Pois estou com o dente inflamado e meus lábios estão inchando as vezes!

  31. Doutora, estou com um dente siso inflamado, acho q não nasceu completamente ! Posso comer sushi ? Agradecida desde já !

  32. Dr(a), extrai os meus dentes sisos superiores nessa terça passada. E hoje senti que os meus pontos do lado esquerdo soltaram, não está sangrando, mas eu estou sentindo uma pequena dor no local, isso é normal?

  33. Boa tarde doutora, extrai um siso ha dois dias, e estou tomando um caldo de feijão, só que tem linguiça e é de porco, faz mal?

    1. Nilton, não há proibição nesse sentido. Apenas cuidado, pois o amendoim é duro e se desmancha em pedaços pequenos, que podem entrar no local da cirurgia e ser bem “chato” de limpar.

  34. Boa noite doutora, muito esclarecedoras suas respostas, mas não achei a respeito de atividades físicas. Arranquei um siso na sexta de manhã, estou me sentindo muito bem, a noite mesmo não estava inchado e gostaria de jogar futebol no domingo de manhã, não pretendo me esforçar muito, mas futebol tem seus riscos. Tendo em vista esse intervalo de sexta à domingo com repouso posso me arriscar ? Abrassssss…

  35. Oi, boa tarde.
    Tem 2 dias q extrai um dente. A recuperaçao to percebendo que esta tranquila. Posso fumar cigarro ja? E ovo, posso comer?

      1. Doutora, sou fumante e tô quase escalando as paredes. Extrai ontem pela manhã um dente. ei que não vou conseguir ficar sem fumar, é “menos pior” se eu colocar uma gaze na área da extração?

  36. Boa noite, como vai? Tirei dois sisos no dia 29 e só irá tirar os pontos no dia 11 (2 semanas), tenho medo de que inflame pela demora em retirar os pontos, o que posso fazer para que não tenha perigo? O anti-inflamatório termina hoje (4 dias) e o antibiótico em 3 dias (7 dias), mesmo assim corro risco de inflamar? Quais comidas têm menos risco de grudar nos pontos? Muito obrigada desde já.

    1. Apenas mantenha uma boa higienização, Sarah. É suficiente. Evite alimentos muito pegajosos, grãos muito pequenos, etc..

  37. Boa Tarde Doutora, Hoje Completou 2 Dias Em Que Retirei 1 Siso Inferior, Gostaria de Saber Se Eu Posso Comer Lasanha (Fria)??

      1. Olá doutora, tirei meu siso que não tinha nascido ainda agora quarta (27/07), gostaria de saber quando poderei voltar a comer comida do dia a dia?
        Quantos dias ficará inchado?
        E como deve ser a higienização correta?
        Obrigada!!!

  38. Boa tarde!! Tudo bem?! Fiz hoje pela manhã uma cirurgia, “implante dentário”. Posso comer sopinha fria de Inhame?! Agradecida!!!!

  39. Doutora, extrai meus 4 dentes de siso hoje, e não sei o que devo comer, me falaram para comer sopas ou purê, mas não gosto de nenhum dos dois, tenho outra opção?

    1. Yasmim, coma normalmente (ou quase). Você não precisa mudar o tipo de comida, apenas de preferência para alimentos menos consistentes e mornos. Você pode comer macarrão, por exemplo. Se for comer carne, corte em pedaços pequenos. E assim por diante.

    1. Luana, carne de churrasco costuma ser uma comida mais dura… não que você não possa, mas vá cuidado e corte em pedaços pequenininhos.

  40. Doutora, fiz uma extração ha 2 dias atrás e ta muito inchado, é normal ? E a alimentação, o que é mais indicado, porque dói.

    1. Emanuelly, sim, depois de 2 dias da extração é esperado que haja algum inchaço. Algumas pessoas incham mais, outras menos. Evite comer alimentos muito duros, quentes e em pedaços grandes. Prefira os moles / pastosos, mornos e corte em pedaços menores.

  41. Ola Doutora,

    Eu extraí dois dentes há uma semana. Ambos estavam infeccionados. Tomei antibiótico e até agora está tudo sob controle. Quando poderei comer crustáceos ou tomar bebidas alcóolicas, já que o dente ainda está em fase de cicatrização?

    1. Ana, nenhuma contraindicação quanto aos crustáceos. Já a bebida, só depois que você não estiver tomando mais nenhum remédio.

    1. Arranquei meu dente já faz quatro dias e tá um pouco inchado e no local onde arranquei tem uma massinha meio branca, e normal?

  42. Olá. Boa tarde. Ontem pela manhã, 23/05/16, extraí os dois sisos do lado direito, o de baixo estava com um pouco de pus, estou tomando antibiótico, anti-inflamatório e analgésicos.
    Não sinto muita dor, mas a minha maior preocupação é quanto à alimentação. Ontem comi apenas iogurte e sorvete e a noite um purê de batatas gelado. Mas isso não está saciando a minha fome.
    O que eu posso comer sem causar dor ou desconforto? Tenho medo que algum alimento entre no local da cirurgia e cause alguma infecção maior ainda…
    Desde já agradeço a atenção.

    1. Rosi, não há proibição quanto à alimentação… é mais questão de bom senso, mesmo. Evite alimentos mais duros porque, se você mastigá-los, vai doer e pode machucar o local da extração. Quanto à temperatura, prefira os mornos aos quentes, mas não precisa ser gelado. Quanto a entrarem resíduos no local da extração, isso acaba acontecendo, mesmo. Então o importante é procurar manter higienizado.

  43. Boa tarde doutora, tudo bem?
    Tenho algumas dúvidas sobre procedimentos dentários. Ontem extrai um dente do fundo e o mês que vem levarei os exames de sangue e o raio-x para o dentista iniciar o processo de implante. Estou meio preocupada, pois nunca passei por tal procedimento. Outra dúvida é que tenho dentes que precisam ser tratados, algumas obturações e um canal. Após o tratamento é possível a diminuição ou a exterminação do mau hálito? É possível fazer o procedimento depois de quanto tempo após a extração? O processo entre os exames e antibióticos antes do implante demora muito? Por último, é seguro fazer os procedimentos de implantes em Universidades? A cicatrização ocorre normalmente? Pergunto pois não tenho condições de pagar um dentista particular e o valor ficou abaixo do esperado, só achei que os funcionários não tem muita paciência para tirar nossas dúvidas. Muito obrigada, Van.

    1. Vanessa, sim, tudo depende da causa do mau hálito, que geralmente é um fator local. Geralmente é preciso aguardar de 4 a 6 meses pra se fazer o implante após a extração. Sim, é seguro fazer implante em faculdade, até porque nem são alunos de graduação que fazem, e sim os dentistas da especialização em implantodontia. Se voc~e não tem nenhum problema de saúde geral, a cicatrização deve ocorrer normalmente.

      1. Olá Dra. extrai três dentes hoje, tentei comer, porém não consegui nem mascar, está tudo dolorido, o quê devo comer pra não doer tanto assim?

        1. Alimentos mais pastosos e frios / mornos, Vanessa. Massas (macarrão, por exemplo), sorvete, iogurte… vai muito de como você está se sentindo.

  44. Boa tarde doutora, tudo bem? Dia 02/05 extrai os 4 sisos, sendo que os de baixo estavam semi inclusos… tomei toda medicação correta e tomei o maximo de cuidado com os alimentos para nao prejudicar… estava marcado para tirar os pontos no dia 09/05, mas a doutora teve um imprevisto e nao pode me atender… a clinica marcou para voltar na proxima segunda feira, pois a doutora so atende de segunda… é normal os outros dentes ficarem sensiveis? E estou sentido dores no maxilar na regiao em que o siso estava… essa dor é normal… não tem problema em deixar os pontos durante mais 1 semana…

    Agradeço pelo atenção…

    1. Sim, esses sintomas são esperados no pós-operatório, Tiago. Não tem problema ficar mais alguns dias com os pontos, fora o incômodo e a maior dificuldade de higienização.

  45. Ola Doutora. Anteontem eu fiz um canal de molar, mas foi apenas um nervo, a dentista falou que tinham 3 no total, mas que iria fazer em outras sessoes os outros 2, desde isso o meu dente esta sendo um incomodo, principalmente apos a sessao quando a anestesia passou, essa dor é normal? Obrigado pela resposta.

    1. Apos ver outros comentarios eu vou apenas citar que apos tudo ela colocou tipo uma massinha branca pra preencher o espaço, mas de alguma forma uma parte dessa massinha sumiu, isso o que seria? Apos relatar para minha mae ela falou para tomar algum remedio e me deu um nimesulida, é recomendavel tomar algum medicamento anti-inflamatorio ou qualquer outro para dores de dente ou essa dor/incomodo que sinto?

      1. A “massinha” é um curativo usado pra fechar o dente entre as sessões do tratamento de canal. Às vezes parte desse curativo sai mesmo, mas o importante é que a parte que veda o dente esteja íntegra. Você até pode tomar alguma medicação, mas sugiro que entre em contato com a sua dentista pra ver qual a mais indicada no seu caso.

  46. Olá Dra., fui arrancar um dos meus sisos ontem, porém o Dr. não arrancou todo, deixou a raiz, disse que vai ter que voltar para arrancar o restante da raiz, tive uma hemorragia, é normal ou certo isso acontecer, não tirar todo o dente??? Isso é normal????

    1. Jhenny, por alguma razão seu dentista achou melhor interromper a cirurgia e terminá-la numa outra sessão. Acontece. Mas o motivo disso, só ele pode esclarecer.

  47. Boa tarde. Extrai um dente na Terça (26/04/2016), estou sentindo um certo incomodo ao fechar a boca, é como se estivesse inchado. Se eu tentar encostar os dentes de cima com os de baixo, doí a região que está com ponto. Isso é normal??

  48. Boa tarde Doutora, extraí 2 sisos e um outro bem próximo tem 4 dias, gostaria de saber se posso comer chocolate e amendoim? Semana que vem tenho uma festa com todos os tipos de caldos posso aproveitar??

    1. Rafaela, amendoim é meio duro… mas chocolate, ok. Na semana que vem, se você estiver se sentindo bem, pode comer o que quiser.

    1. Itallo, não há uma regra definida quanto a isso. Provavelmente antes de 3 ou 4 dias, você nem vai conseguir. Mas quando se sentir seguro e sem dor, você já pode mastigar do lado da extração.

  49. Doutora? Fiz a extração de um dente queiro, o 48, depois de dois dias da mini-cirurgia fui comer carne de porco! Hoje mesmo tomando vários comprimidos está muito inflamado. Fora que eu já tinha tirando 3 queiros, esse foi o único que deu isso, acredito que por causa da carne de porco. O que eu devo fazer?

    1. Erick, inflamação é algo esperado no processo de cicatrização, até certo ponto. Não dá pra dizer que a causa dessa inflamação seja o fato de você ter comido carne de porco, eu particularmente não creio nisso. Se você achar que a inflamação vai além do aceitável, procure seu dentista pra reavaliar. Se não, com o passar dos dias isso deve melhorar.

  50. Olá dra. Eu extraí o siso inferior direito na quinta feira (31/03) a cirurgia demorou uns 40 minutos, a dentista partiu o meu dente em 3 pedaços (ela me disse que a raiz estava fechada), o dente estava completamente deitado e não foi nada fácil pra sair, como ela mexeu muito eu fiquei bastante inchada. Mesmo estando em repouso, sem tomar sol ainda, estou com o rosto um pouco inchado e com dor “no osso”, e sentindo um pouco de dor e incômodo nos pontos, não consigo abrir a boca direito nem pra falar e fico com medo de comer. Estou comendo só comidas líquidas e pastosas, fico com medo de sentir dor pra comer e de grudar comida na gengiva. Posso me arriscar a comer comida normal ou posso ter problemas ? Obrigada.

    1. Todos os sintomas que você relata são esperados, dada a situação, Andreza. Você pode comer alimentos mais consistentes sim, apenas corte em pedaços menores.

      1. Obrigada Dra. Vou comer sim. Não aguento mais sopas, purês, sorvetes e vitaminas. Tô até sonhando com comida de verdade, rsrs… Só tenho receio de comer.

  51. Oi Doutora, fiz a extração de dois sisos na quinta feira passada, venho comendo arroz e frango desfiado e purê de batata, mas nao aguento mais. Gostaria se saber quando posso tirar os pontos e se já posso comer normalmente, tipo estou com muita vontade de comer brigadeiro e de tomar suco de abacaxi, mas não sei se o abacaxi poderia inflamar a cirurgia.

    1. Você pode comer o que quiser, Lorena. Apenas com cuidado, cortando em pedaços menores e evitando alimentos muito duros, pra não doer / machucar. Quanto aos pontos, geralmente são removidos depois de 1 semana da cirurgia. Entre em contato com o seu dentista.

  52. Doutora, me alimentei com comida leve, arroz e frango desfiado após 48 hrs que extrai um siso na região superior da minha boca, não sinto dores onde fica a cirurgia, muito leves aliás… Mas gostaria de saber se isso pode fazer mal para a cirurgia?

  53. Dra, extrai dois sisos segunda-feira e hoje, sexta, gostaria de comer comida “normal”, como macarrão, carne, pão etc, posso? Ainda não tirei os pontos.

  54. Boa tarde, doutora!
    Tirei dois sisos segunda, o inferior foi um pouco mais demorado, teve que cortar, porém o de cima foi super rápido. Hoje é o quarto dia e minha bochecha está muito inchada. Tomei os remédios que o dr. passou. Nao sinto dor. Mas gostaria de saber por quanto tempo ficarei com o rosto deformado. Posso comer alimentos quentes ?

  55. Boa noite, Doutora. Arranquei meu 1 inferior, 16. Já vai fazer 5 dias. E queria saber se já posso voltar a comer comida normal? Meus pontos já estão soltando e eu não estou sentindo nenhuma dor. Mas como tenho muito medo de inflamar estou com receio de começar a comer comida. Me ajuda por favor *—*

  56. Ola doutora… Tenho tantas duvidas…
    Eu fiz uma extração de dois caninos q estavam inclusos no céu da boca. A cirurgia foi complicada. Fiz na quinta feira a noite e no dia seguinte já comi coisas mais solidas. Será que fiz errado? E no céu da boca perto dos dentes ta uma coisa gosmenta… É normal? E ta inchado. E queria saber se posso beijar, ou não é recomendável por conta das bactérias? E quanto tempo mais ou menos já vou estar recuperada?

    1. Suelen, não, se você está se sentindo bem já pode comer alimentos mais sólidos. Inchaço e secreção são normais, também. Se der pra você evitar beijar pelo menos nesta semana, melhor. Entre 1 e 2 semanas você já deve estar com uma boa cicatrização inicial. Vida normal. 🙂

    1. Não há nenhuma restrição oficial, Lidiane. Apenas evite pedaços grandes e comida muito quente nos 3 primeiros dias.

  57. Eu arranquei dois sisos na quinta-feira passada; tirei os pontos nesta quinta. Apesar de já estar bem melhor, ainda estou inseguro com o que realmente posso comer. Queria saber se posso comer coisas com queijo ou presunto (pizzas, sanduíches ou cachorro quente). Pode trazer alguma dificuldade, como inflamação ou outras coisas, ou posso comer isso com a consciência tranquila?

  58. Oi doutora, boa noite.
    Tirei o siso tem dois dias, mas no primeiro dia comi sopa de inhame com salsicha.
    Mas agora to sentindo minha boca repuxar, tipo latejando, sera que pode ser porque eu comi carne… deixa eu te perguntar tambem, quero comer canjica, tem algum problema… desde ja obrigada.

    1. Não Stefany, não tem nada a ver a sopa com esses sintomas. Você pode comer carne, canjica… o que quiser. Apenas evite, nos 3 primeiros dias, alimentos muito quentes e consistentes. Prefira os mornos e corte-os em pedaços menores.

  59. Olá Dra. Ana Tokus.
    Meu esposo extraiu um dente, so que o cirurgião-dentista não deu os pontos e meu esposo trabalha em uma usina de energia, ele é mecânico e faz muito esforço fisico.
    E o mais estranho é que o cirurgião-dentista não tem o CRO dele no receituario que ele passou para meu esposo.
    Corre o risco de o dente sangrar?

    1. Tina, com pontos ou não, se o seu marido faz muito esforço físico vai precisar de repouso por pelo menos 1 semana. Não repouso absoluto, ele até pode ir trabalhar, mas não pode ficar erguendo peso. Se ele se esforçar demais, pode sangrar, sim.

  60. Dra., eu extrai dois dentes ontem, sábado. Estou fazendo o que o médico mandou, comendo comidas pastosas e muito líquido. Eu gostaria de saber se amanhã já posso voltar as minhas atividades normais, se posso arrumar os cabelos?

    1. Arrumar os cabelos sim, Larissa… mas depende do que você chama de “atividades normais”. Pelo menos por 1 semana e a remoção dos pontos, evite esforço físico.

  61. Dra., fiz a extração dos meus 4 sisos na sexta-feira passada. Estou no 5º dia de recuperação e sinto muita insegurança em mastigar alimentos sólidos. O pouco que tenho comido, tenho mastigado com os dentes da frente (que são insuficientes). Meu medo é o alimento encostar nos pontos e soltar ou machucar, já que é difícil controlar que eles não escapem lá para trás… enfim, estou com muita aflição. Pelo que li nas suas respostas aos outros comentários, não há contraindicação em mastigar os alimentos sólidos já no 5º dia de recuperação, certo? Ou devo continuar preferindo os alimentos pastosos?

    1. Já vá introduzindo, sim, alimentos mais sólidos nas refeições, Natalia. Apenas corte em pedaços menores, mastigue devagar, etc.. Mas você já pode comer normalmente, se se sentir ok pra isso.

  62. Ola doutora… tenho duas duvidas, retirei um siso hj… e irei retirar os pontos daki uma semana, fui recomendado nessas 48hs apenas comer alimentos liquidos ou pastosos, de preferencia gelados… a duvida é depois das 48hs, dois dias no caso, posso me alimentar normal, tipo comida normal ?? E tbem se posso escovar os dentes normal, claro, isolando o local ki foi extraido o dente? Grato.

  63. Boa tarde, doutora! Fiz a extração do siso inferior direito dia 09/02, ha duas semanas, e tenho q fazer tratamento de canal no ultimo dente que estava do lado do que foi extraido, gostaria de saber se já posso fazer o tratamento de canal ou preciso esperar mais um tempo pela cicatrização do local?

  64. Eu arranquei dois sisos na quinta feira passada, hoje é segunda. Já fiz tudo que o dentista falou, mas hoje estou com muita vontade de comer pizza, pode ser até a mais simples, a mussarela, será que eu posso???

  65. Ola doutora, eu fiz uma cirurgia no dente na quinta-feira 11/02 e hoje acabei de comer um sushi, isso faz algum mal? Obrigada desde já.

  66. Olá Dra. Fiz uma extração há dois dias, não sinto dores fortes e estou tomando os remédios q o medico receitou, ontem comi carne de porco e peixe de pele (peixe que não possui escamas), há problema de inflamação ou outro tipo de irritaçao? Já que soube se tratar de comidas remosas.

  67. Olá Dra, fiz uma cirurgia do ciso, lado direito, no dia 23/01. Segui todas as recomendações passadas pela minha médica, mas com 15 dias lavei roupa. E ontem a noite eu comi pizza nordestina, que vem com carne de sol. Daí inflamou no local da cirurgia, e sinto o osso doer. Terá sido pela lavagem da roupa ou pela pizza? Estou com medo. Desde de já agradeço pela atenção.

    1. Maria, pode ter sido pelos 2 motivos… mas acho que talvez, mais, pela pizza. Problema nenhum pela carne de sol em si, o problema é que a carne de sol é bem salgada… e aí pode incomodar o local da extração. Mas, em princípio, não é algo com que você precise se preocupar.

      1. Dra. Fiz a extração de um siso há 5 dias, estou no anti-inflamatório e dipirona no caso de dor. Não sinto dor, mas sinto algumas fisgadas, e um incômodo. E ontem reparei que se formou abaixo de um dos dentes na gengiva (na parte interna perto da língua) ao lado desse “buraco” uma espécie de afta, fístula. E estou preocupada, o que pode ser? Minha dentista disse q não e para eu nao me preocupar. E também no local tem alguns restos de alimentos que tenho receio em tirar e dificultar a cicatrizacão e sangrar… o que faço?

  68. Olá Dra., fiz uma cirurgia ha 2 dias atrás para remover o segundo molar, mas hoje senti que meus pontos soltaram. Não há sangramento nem dor. O que fazer?

  69. Boa tarde, Doutora!
    Fiz a extração do siso no dia 03/02/16 e desde ontem apareceu uma mancha roxa no meu rosto. Gostaria de saber se isto é normal.
    Grata.

  70. Dra. Fiz uma cirurgia de pericoronarite, foi retirado um pedaço da gengiva que estava por cima do dente. Já faz 8 dias e ainda não sarou, demora tanto assim ? E tá igual uma afta.

  71. Olá Dra. Ana.
    Hoje minha dentista arrancou um dente, porém ela não fez ponto. Estou há 5 horas com a gaze e ainda está sangrando. Como parar o sangramento?

    1. Paula, se for um sangramento leve, ele deve parar logo. Procure não cuspir e não fazer bochechos, isso estimula o sangramento. Pode tirar a gaze, também.

    1. Maria Eduarda, não que não possa… mas o ideal é aguardar uma semana, pelo menos, pra uma boa cicatrização inicial. Além disso, nos dias em seguida da extração o hálito não costuma ficar muito bom. Depois disso, ok.

  72. Doutora, eu fiz uma extração dos sisos do lado esquerdo no dia 14/12, meus pontos já estão afrouxados, consigo ver que o local está fechando, porém hoje comi carne de porco, e agora na madrugada comecei a sentir um pequeno inchaço novamente no lado em que foi operado, mas não sinto dor nenhuma, só um pouco de inchaço. É normal da cicatrização ou é por causa da carne?

    1. Em princípio, é da cictrização, Ma. A carne de porco, em si, não causa – ou piora – a inflamação (e toda cicatrização envolve inflamação).

      1. Doutora, boa noite. Extrai um dente tem sete dias, mas o médico não deu ponto, isso é normal e demora pra cicatrizar? Desde já obrigada.

  73. Bom dia, fiz remoção dos dois cisos do lado esquerdo há 22 dias… Extração e recuperação tranquilas… Os pontos foram tirados, mas ainda há um buraco significativo na parte inferior, é normal? Em quanto tempo, em média, fecha totalmente? Posso comer camarão sem medo ou como estou com esse buraco na gengiva vai inflamar? Desde já, grata pelos esclarecimentos…

    1. Cláudia, sim, esse “buraco” na gengiva vai levar semanas pra se fechar (em nível ósseo a cicatrização leva meses). Você pode comer normalmente, apenas continue cuidando da higienização.

  74. Quero parabenizar e agradecer pelo site, pois me ajudou bastante, tendo em vista que as minhas duvidas já foram respondidas através de perguntas feitas por outros internautas.
    Parabéns e Obrigada!

  75. Dra, segunda fiz a remoção do siso, e suturaram, só que hoje senti que o ponto afrouchou, com isso o nó desfez, e a linha esta na minha gengiva, não sangrou, mas estou preocupada, o que faco?

  76. Dra, bom dia!

    Dia 13/12 fiz a extração do penultimo dente de baixo, lado direito antes do siso, estou com pontos no local, porem sinto que meu ouvido esta com uma pressão, e as vezes aparece um desconforto (pressão), isso é normal?

    Está marcado para eu tirar os pontos dia 18/12, até la eu não posso comer nada sólido?

    Hoje estou vendo que a cicatrização esta meio “esbranquiçada” isso é normal? Sendo que quando sai da clinica a cor era de sangue vivo, agora está meio branco, parecendo tipo uma inflamação, isso é normal?

    1. Paulo, muitas pessoas descrevem essa sensação de “pressão” no pós-operatório. Um incômodo… até aí, ok. Você pode e DEVE comer alimentos sólidos, é importante que você se alimente bem. Evite, apenas, alimentos muito duros ou pedaços grandes, é uma questão de conforto, mesmo. A gengiva em cicatrização pode ficar esbranquiçada ou apresentar outras cores. Na ausência de outros sintomas, sem problemas.

  77. Eu fiz uma extração do siso ha uma semana (sexta) e comecou a sangrar ontem, dai fui no dentista e ele disse que eu devia ter feito alguma força, ele limpou e me mandou pra casa, e disse que eu teria que manter repouso ate segunda e tirar só na sexta que vem, entao terei que ficar duas semanas com os pontos e estou com medo de ter que tirar os pontos e colocar novamente, o que eu posso fazer, help.

    1. Deivid, não há nada que você possa fazer além de seguir à risca as orientações do seu dentista. Procure manter repouso.

  78. Boa noite Dra., arranquei o dente na parte de baixo hj as 10:30 hs… estou com muita fome… agora sao 20:00hs… posso comer comida normal ou so liquidos mesmo?

    1. COMA, Neide! Apenas evite alimentos muito quentes e muito duros. Não há proibição, corte em pedaços menores e bom apetite. 😉

      1. Deve, Mayara! Apenas evite comida muito quente e consistente. Prefira alimentos mais mornos e corte em pedaços pequenos. Sorvete de sobremesa, ok?! 😉

  79. Oi dra. Extrair os dentes 34 e 44 dia 18, hj dia 22 nao estou sentindo nada, apenas um ponto esta folgando, eu posso comer toscana/calabresa? E como eu limpo o q ficar no local? Ja posso bochechar com listerine?

  80. Boa tarde Dra. Extraí dois dentes do siso na quinta-feira passada, um inferior do lado esquerdo e um superior do lado direito. Como os dois lados foram “operados”, gostaria de saber se já posso voltar a comer normalmente. Se não, depois de quanto tempo posso voltar a comer normal?! Se tivesse extraído somente de um lado seria mais fácil. Mas como são os dois estou nesta dúvida. Obrigada!

      1. Bom dia, Dra.! Obrigada pela resposta! Mais uma dúvida, eu havia parado com o analgésico pois não estava sentindo dor. Porém, anteontem eu comecei a sentir dor no dente ao lado do que foi extraído, embaixo. Ainda estou tomando analgésico pois a dor persiste. Será que é normal? Voltarei no meu dentista amanhã para tirar os pontos, mas ele disse que provavelmente deve ter raspado o dente ao lado e por isso o motivo da dor. Obrigada!

        1. Sim Fabiane, é bem comum que o dente ao lado do local da extração fique meio dolorido, pois ele é usado como apoio durante a extração.

  81. Doutora, boa tarde!

    Hoje faz exatamente 7 dias que tirei um siso de cada lado, os pontos acabaram caindo sozinho.. Gostaria de saber se tem algum perigo em eu comer um churrasco amanhã, visto que até agora só comi comidas liquidas.

    Grato

  82. Dra. Fiz a extração do siso inferior ha exatamente 4 dias. Já acabei o anti-inflamatorio e não estou mais tomando o analgésico, continuo apenas com o antibiótico. Irei tirar os pontos daqui a 3 dias, porém ainda sinto dores ao tentar abrir a boca total e quando converso/falo um pouco mais, sinto um cansaço e uma dor suportável mas que incomoda muito no queixo, como se fosse na mandíbula. Isso é normal?

      1. Reginaldo, evite apenas alimentos muito quentes e muito duros nos primeiros 3 dias, corte a comida em pedaços menores. Depois disso, é vida normal, não há proibição.

  83. Dra. Estou com uma inflamação no dente, estou tomando anti-inflamatorio e dorflex por causa da dor, não tem doído e sinto q a inflamação tem melhorado, mas comi calabresa e está inchado, tem algum risco por trás disso e como faço pra desinchar? Grata.

    1. Giseli, você já foi ao dentista? É preciso identificar a causa dessa dor e tratar de acordo. Tomar remédio não resolve o problema, só mascara os sintomas. A calabresa, creio, não tem nada a ver com esse inchaço, a não ser que algum ingrediente dela tenha causado irritação / alergia. Mas, via de regra, não tem nada a ver.

  84. Boa noite Dra. Ana, vim tirar mais algumas duvidas, se não for incômodo… estou no quarto dia após a extração de um siso, sem dores, sem inchaço, tomando nimesulida de 12 em 12h até amanhã prescrito pelo dentista. Desde terça feira q deixei de usar o Periogard (sem álcool) com medo de interferir na formação do coágulo, queria saber qdo posso voltar a usar o Periogard sem bochechar (só virando a cabeça de um lado pro outro)? Estou escovando os outros dentes normalmente, mas deixei o fio dental de lado por esses dias pq tem q abrir muito a boca pra usar e tenho medo de soltar os pontos. Qdo posso voltar a malhar? Só comi sopa nos 2 primeiros dias, ja voltei a me alimentar normal, mas com cautela, comendo apenas do outro lado da extração, tem perigo soltar os pontos mastigando do outro lado? O dentista pediu pra eu iniciar uma maratona de sorvetes e estou seguindo a risca (essa é a melhor parte… rsrs), estou fazendo compressas com gelo por 10 min 3x ao dia no lado da bochecha, era pra fazer isso só no primeiro dia? Estou fazendo todo dia. Desculpe tantas perguntas… bom acho q perguntei tudo…

    1. Luiz, pode usar o Periogard sim, mas no máximo 2 semanas de forma contínua (nem precisa tanto). Você pode voltar a se exercitar após a remoção dos pontos, mas aos poucos, respeite seus limites. A possibilidade dos pontos se soltarem sempre existe, mas isso não pode impedir você comer… então coma. Não precisa mais fazer compressas com gelo, você já pode começar a fazer compressas mornas, pra ajudar a resolver o processo inflamatório.

  85. Boa tarde… Meu nome eh Karina… Extrai um dente semana passada, ja faz seis dias, e sinto muita dor ainda… inflamou muito e nao passa as dores… Somente qndo tomo os remédios… passando os hras volto a sentir muita dor… E queria saber tbm se posso consumir ovos, abacaxi que adoro… Muito OBGDA desde ja

    1. Karina, se a dor é controlada com a medicação analgésica, talvez seja apenas a dor pós-operatória, ainda que mais severa. Mas se você acha que já algo errado, não hesite em entrar em contato com o seu dentista pra uma reavaliação. Sim, você pode comer ovos, abacaxi e o que quiser. 🙂

  86. Olá Dra. extraí os dois sisos superiores anteontem e quero saber se posso comer ovos, arroz, calabresa, churrasco, carne de porco. To tomando os remédios certinhos e não quero arriscar qualquer inflamação. Desde já agradeço pela resposta!

  87. Boa tarde!!!!
    Hj faz três dias que eu extraí dois molares, e ainda tá um pouco inchado, os pontos estão com uma cor estranha, parece q está inflamando, e eu sinto gosto ruim na boca, mas não sinto dor, isso é normal? Quantos dias fica inchado?

    1. Considerando que faz apenas 3 dias das extrações, é esperado que haja inchaço e inflamação sim, Luciana… assim como o gosto ruim. Se não há dor, ótimo. Em até 1 semana o inchaço deve estar bem menor.

  88. Bom dia. Extrai um ciso ha 7 dias atrás. Hoje fui tentar remover os pontos no meu dentista e o mesmo não conseguiu pois disse que o ponto está incluso na massa do coágulo. Ele pediu para esperar mais 5 dias para ver se o coágulo seca mais ou até mesmo dissipar para facilitar a extração do ponto. Minha pergunta é, minha alimentação já pode ser totalmente normal? Comer carnes de todos os tipos e comidas mais sólidas e quentes? Já encerrei os medicamentos de antibiótico e anti-inflamatório.

  89. Olá Dra, fiz a extração dos 4 cisos no hospital. Hoje já faz 20 dias da cirurgia, ainda estou com pontos… Mas estou ótima e não sinto dor nenhuma, estou notando que tem um buraquinho no lugar da cicatrizacao e entra comida e não consigo tirar, pode inflamar? Outra coisa, gostaria de saber de posso comer sushi? Existe alguma contraindicação?

    1. Jessica, depois de 20 dias, sem sintomas, não acho que você ainda vá ter problemas. Apenas procure higienizar da melhor forma possível. Procure seu dentista pra remover os pontos. Sim, pode comer sushi, sem problemas.

  90. Olá Dra. Boa tarde!
    Primeiramente parabéns pelo seu trabalho.
    Estou com uma dúvida, na quarta feira, fiz a extração de um dente siso incluso inferior, mas a Dra não deu nenhum ponto, e hoje já faz cinco dias que não como nada sólido, porque se não vai entrar nesse buraco horrível que está na minha boca. Isso é certo? Eu não deveria levar ponto? Tenho medo de uma infecção. Ai dessa forma acabo ficando muito tempo sem me alimentar normalmente. Me ajuda…

    1. Flavia, não é uma questão de não deixar entrar alimentos no “buraco”… mas de fazer a higienização após as refeições e tirá-los de lá. Via de regra dá-se pontos, mas se seu dentista não achou necessário, ok.

  91. Boa tarde Doutora,

    Ontem (17.09) pela manhã extraí o terceiro molar do lado esquerdo q estava incluso, o dente tinha causado um afastamento da gengiva do outro dente e assim sempre sangrava, acumulava resto de comida. Tenho 2 perguntas:

    1 – Estou comendo apenas iogurte. O que posso comer? O que é indicado?

    2 – Os outros 3 molares tbm estão inclusos e o dentistas falou q tenho q extrair, mas não incomodam. Tenho q extrair mesmo? Não quero mais passar por isso!

    Grato desde já!

    1. Alexs, você pode comer de tudo, apenas deve evitar alimentos muito quentes e muito duros, cortando-os em pedaços pequenos. É mais questão de bom senso mesmo, você não precisa – e nem deve – ficar só no iogurte. Não sei se há indicação de extração dos seus outros terceiros molares mas, se o dentista diz que há, não tenha razão pra duvidar. Eu falo mais sobre esse assunto aqui –> https://medodedentista.com.br/2012/10/e-preciso-mesmo-extrair-os-dentes-do-siso.html

  92. Bom dia doutora,
    Extrai o siso já tem uma semana e não senti dor alguma, hoje que estou no 8º dia, estou sentindo dores horriveis, ainda estou com os pontos, só tirarei daqui 3 dias… o que pode ser? Isso é normal? Nao doeu antes…

    1. Aline, não é normal que você tenha “dores horríveis”, em qualquer situação. Como não doía antes, pode ser alveolite, por exemplo. Procure seu dentista pra reavaliar.

  93. Dra, comi camarão pela manhã e extrai um dente a tarde, até então tudo bem. Quando foi anoitecendo percebi que o lugar do dente extraído ao invés de diminuir o sangramento, só aumentava, e cada vez mais… Percebi que aquele sangramento excessivo podia ser do camarão que comi.
    Então o camarao faz, ou não faz mal quando se extrai um dente? Em outras extrações a cicatrizaçao era muito rapida.

    1. Raiza, o sangramento não tem nada a ver com o camarão. Pode ficar tranquila quanto a isso. Evite cuspir, fazer bochechos e beba água de preferência gelada. Evite alimentos quentes, isso nos 3 primeiros dias.

  94. Algum tempo depois que ganhei bebê meu dente caiu e ficou cacos do dente dentro e nunca cuidei ! Agora meu lado esquerdo do rosto esta inchado e provavelmente e um abscesso ! Estou tratando com amoxilina e ibuprofeno isso vai resolver a questão do pus ? Devo arrancar mesmo estando inchado ?

    1. Mariane, essas são decisões que você não tem como tomar sozinha, seu dentista vai sugerir o tratamento adequado. Se ele achar que é possível fazer a extração mesmo estando inchado, sem problema.

  95. Olá, fiz cirurgia buco gengival pra tampar uma perfuração, foi colocado membrana, com quantos dias pode cicatrizar e corre o risco do organismo rejeitar…

  96. Bom dia, hj vou extrair 2 cisos de um mesmo lado, e gostaria de saber se amanha a noite posso comer pizza. Pela radiografia, os dentes estao faceis de extrair e tem a raiz perfeita, o dentista disse que será tranquilo, mas amanha posso comer?

  97. Doutora, bom dia. Extraí o dente (segundo molar inferior) e gostaria de saber se posso iniciar o tratamento para o uso de aparelho antes de realizar o implante do dente perdido.

  98. Dra, extrai o siso sexta feira passada, amanhã tiro os pontos, só que hoje comi uma calabresa, acho que nela tinha porco, tou correndo algum risco? Se tou quais são? Me ajude dra, tou preocupado.

  99. Boa noite Dra, fiz a extração do 26 tem dois dias, tenho sentido um desconforto no local e acho que o mesmo está inflamado e com pus, o que de devo fazer, tenho tomado amoxilina e um analgésico quando sinto dor. Estou apreensiva, é normal ?

  100. Fiz a cirugia e tirei 5 sisos, ja 28 dias, minha recuperao foi muito rapida, mas queria saber se ja posso comer sardinha, presunto de peru etc… pode me ajudar ? Agradeço.

  101. Dr. Boa tarde! Hoje fiz a extração de um siso e a cirurgia foi um pouco difícil. Agora, quando fui comer um arroz com feijão amassados e carne desfiada senti uns estalos ao abrir um pouco a boca. Isso é normal? Obrigada e parabéns pelo trabalho!

    1. Estalidos ao abrir a boca são comuns, Juliana… ainda mais se você passou recentemente por uma extração de siso. Provavelmente é algo apenas passageiro.

  102. Ola, aqui e o Vinicius.
    Eu queria saber se posso comer normalmente depois de 3 dias de extração do siso, alimentos como: pao de queijo, pao, batata frita, esfirra, etc

    1. Pode, Vinicius. Não há proibição, apenas mastigue com cuidado e corte os alimentos em pedaços pequenos, pra facilitar.

  103. Olá Dra, extrai os 4 sisos ha 5 dias, percebo que tem como se fosse uma massinha branca em cima, é normal por causa da cicatrização? E senti coceira também … estou fazendo compressa quente conforme a dentista disse… Gostaria também de saber se vale a pena fazer a cirurgia ortognática… Obrigada.

    1. Os sintomas que você descreve são comuns no pós-operatório, Larissa. Em princípio, tudo ok. Quanto à cirurgia ortognática, se há indicação mesmo, deve valer a pena. É questão de ver a severidade do seu caso e a sua disposição em se submeter a uma cirurgia desse porte.

    1. O ideal seria aguardar 1 semana da extração, Wesley. Não que seja proibido, mas seria prudente evitar beijos e esforço físico por enquanto.

  104. Ola. Tenho 30 anos e fiz uma extraçao na segunda feira. E ainda estou com pontos. Arranquei o dente 4 a esquerda. E quero colocar uma protese. Qual é mais indicada? Fika horrivel p sorrir… sem o dente.

    1. Aline, depende do que você deseja e de quanto você pode investir. As soluções são: 1. Ponte removível (mais barata e menos estética e funcional); 2. Ponte fixa (um pouco mais cara e vai exigir desgastes dos dentes ao lado do espaço do dente perdido); 3. Implante + prótese sobre implante (solução mais cara, porém mais estética e funcional, principalmente em se tratando de um dente só). Se você está em dúvida e não tem muito $$$ pra investir agora, sugiro uma ponte removível provisória. A confecção é rapida, e aí já vai ser possível sorrir. 🙂

  105. Olá boa tarde, Doutora.
    Primeiramente, queria parabenizar pelo blog, é de grande ajuda mesmo.
    Doutora, gostaria de saber se realmente é verdade que não se pode tomar café durante a recuperação de uma extração de dente??
    Grata!!

    1. Jeh, não é que não possa, mas nos 3 primeiros dias é bom evitar quaisquer bebidas quentes, pois pode aumentar o inchaço e prejudicar a cicatrização.

  106. Olá, estou com um dente rachado há 2 anos no fundo da boca, no momento estou sentindo algumas dores, suportáveis, a comida as vezes gruda, mas sempre faço muito bochecho e escovo bem.

    Minha dúvida é, pretendo ir ao dentista mas estou fazendo um tratamento anti-depressivo, no meio de uma dieta que esta levantando meu psicológico em estima, gostaria de saber se, após ir e fazer o que tiver de ser feito para arrumar este problema, terei de ficar sem comer, se atrapalhará minha dieta, se terei que ficar apenas com liquidos por um longo tempo, estou realmente preocupado com isso.

    Agradeço se puder me responder em relação a minha alimentação após o tratamento.

    Grato.

    1. Luis, se a fratura desse dente comprometeu a estrutura dele, é caso pra extração. Se ele for extraído, não há probição qualquer com relação à alimentação, apenas você vai ter que ter mais cuidado nos 3 primeiros dias com alimentos mais duros e quentes. Mas acho que, com o devido cuidado e mastigando do lado oposto, não vai interferir na sua dieta.

  107. Olá, tudo bem?
    Tenho muitas dúvidas 🙂
    O meu dente número 25 foi extraído, e eu pretendo colocar aparelho pois o 22 é muito tortinho, queria saber se com o aparelho o buraco que ficou com o a extração do 25 fecha?
    Canal doí muito?
    Posso comer Pizza no segundo dia após a extração!
    Obrigada! Aguardo a resposta ansiosa!

    1. Anna, sim, em tese é possível fechr o espaço do dente 25 com aparelho, mas é preciso avaliar se essa é a melhor estratégia no seu caso em específico. Tratamento de canal não dói, pelo contrário, é o que faz o dente parar de doer. Sim, você pode comer pizza, apenas corte em pedaços pequenos e mastigue do outro lado. 🙂

  108. Dra, me ajude. Meu dentista está viajando e sem comunicação. Faz um mês extrai os dois sisos esquerdos e tive uma recuperação excelente. Há 3 dias extrai os dois sisos direitos, só que desde lá sinto muita dor, e a dor vem dos segundo molares… Não sei o que houve, porquê estou tomando os remédios. Tem alguma coisa para aliviar essa dor? O dentista só volta dia 30.

    1. Michelle, é comum que os segundos molares fiquem sensíveis por alguns dias após a extração dos sisos, porque eles são usados como apoio nas extrações e recebem, portanto, muita força durante a cirurgia. Você está tmando algum analgésico? Se não, seria o ideal.

  109. Oi doutora, ja faz 4 dias que eu extrai meu dente, eu posso comer qualquer coisa? Eu ia viajar amanhã, queria saber se posso ir pra praia.

    1. Dinne, se você está querendo viajar pra praia, é porque deve estar bem! 🙂 Pode comer qualquer coisa sim, apenas cuidado com alimentos mais duros, mastigue do outro lado. E cuidado com o sol direto no rosto também, use um boné. E evite muito esforço físico. E divirta-se.

  110. Boa noite, doutora.
    Me chamo Geisson e sou dentista.
    Nunca tinha encontrado procedentes na literatura para os alimentos ditos “remosos”. Na prática, vejo acontecer através de relatos dos próprios, mas sempre observando sem tecer qualquer comentário. Quando alguém diz, “não vou comer tal coisa porque é remosa” a única coisa que faço é ficar apenas imaginando — mal pelo menos não fará.
    Mas agora, ao menos, vejo algum indício de relevância no assunto. Vou me aprofundar mais. Obrigado e parabéns pelo Blog.

    1. Pois é Dr., geralmente a “sabedoria popular” tem algum embasamento, nem que seja apenas empírico. Eu particularmente nunca sugeri que meus pacientes deixassem de comer algum tipo de comida após uma extração por ser “remosa”, apenas o de praxe, evitar alimentos muito duros ou muito quentes nos primeiros dias. Mas é como você bem disse, mal pelo menos não fará. Abraço!

  111. Boa noite doutora!
    Então, eu decidi colocar aparelho pois tenho 2 dentes “encavalados” na parte superior bem na frente. E dra do aparelho pediu a extração do 14 e o 24. Já os extrai, 1 na semana passada e outro hoje. Não queria ter arrancado mas ela disse que era isso ou ficar dentuça. Enfim, tirei o ponto hoje do dente que arranquei sabado passado, ele tinha a raiz profunda e está um buraco, quando eu comia entrava comida e passei a tirar com um palitinho e algodao superficialmente. Ela hoje me passou um anti inflamatorio, minha duvida é, depois de o dente de hoje estiver melhor voltarei a comer. E ele também vai ficar um buraco, como faço com a comida q entra? Fica um cheiro ruim pois não dá pra tirar tudo. Isso vai me dar problema pra cicatrizar? E depois de quanto tempo esse buraco vai fechar? Obrigada!

  112. Doutora, essa “coisa branca” eh como se fosse um resíduo de comida, bem em cima, ao lado do ponto… Parece ate uma afta… So que eu nao mexi, nao tentei tirar, pois pode ser algo mais grave.

    1. Pode ser uma afta mesmo, Du… ou placa bacteriana. De uma forma ou de outra, na ausência de sintomas importantes, acho que você não precisa se preocupar.

  113. Olá doutora… Há dois retirei dois sisos, e hoje percebi que tinha um negocinho branco no inferior, só que nao sinto dor nem está inchado, apenas estou com uma dor na garganta. É normal essa coisa branca ? E a dor na garganta ? (Estou tomando antibiótico e anti-inflamatório certinhos). Obrigado.

    1. Du, como é essa “coisa branca”? Seja mais específico, por favor. A dor de garganta é comum, sim, pela proximidade anatômica entre o local da extração e a garganta.

  114. Doutora, extrai um dente siso, com meia hora que cheguei em casa depois que passou a anestesia comi arroz com feijão molhado, tem algum problema? A noite comi pão fino com nescau quente, no outro dia tomei café quente com biju, estou com medo, vai inflamar o dente, me ajudar por favor.

    1. Ellen, se você está se sentindo bem, não tem com o que se preocupar. É bom evitar, somente, alimentos muito quentes ou duros nos 3 primeiros dias. Depois, se você estiver ok, pode comer normalmente.

  115. Bom dia,
    Drª!

    Gostaria de saber… surgiu uma herpes labial hoje em meu lábio superior, está agendado para extrair dois dentes na próxima sexta-feira 17/07/2015, tem algum problema?
    Fico no aguardo.

    Att,
    Maria

    1. Maria, o problema maior é transmitir herpes para o dentista… mas como ele atende de luvas e outros EPIs (equipamentos de proteção individual), não é tão sério, ele está protegido. A não ser que ele prefira não atender você até que a lesão desapareça, quando o contágio não é mais possível. Fica a critério dele.

  116. Olá doutora! Extraí 2 siso na quarta feira gostaria de saber se posso comer presunto, ele é remoso?

    Gostaria de saber o que pode ser a dormência que sinto na ponta da língua! Essa dormência e aquela mesma sensação de quando queimamos a língua!! Nossa é horrível! Ela vai passar?

    1. Ana, pode comer presunto, sim. A dormência que você sente se chama “parestesia” e, via de regra, é reversível. É um sintoma relativamente comum após extrações de sisos, e acaba se resolvendo de forma espontânea. De qualquer forma, procure seu dentista e relate esse sintoma.

  117. Dra., extrai um dente sexta, as 10hr, gostaria de saber qndo posso voltar a pegar no meu bb, ele tem 11kg, e qndo posso voltar a comer normal?

    1. Patricia, se você estiver se sentindo bem, pode pegar ele sim, apenas evite abaixar muito a cabeça. Quanto à alimentação, não há nada proibido, apenas evite alimentos muito duros, mas mais por uma questão de conforto, mesmo.

  118. Olá doutora, minha filha tem 7 anos e está com a maioria dos dentinhos de trás estragados, devidos a muitos antibióticos q já tomou, e de vez em quando ela sofre de dor de dente, já limpou várias vezes, ja colocou vários curativos. Mas os dentistas em q levo não querem arrancar, o q devo fazer eu quero q arranquem logo todos de trás, sim doutora no dente dela q doi de vez em quanto do lado cria tipo uma bolha de pus, me oriente!

    1. Bruna, compreendo que esses dentes têm trazido sofrimento à sua filha… mas não dá pra arrancar todos não! Não é que os dentistas “não querem”… é que se eles forem todos extraídos, vai prejudicar o nascimento dos dentes permanentes quando for a hora, eles podem nascer todos tortos (alguns até nem nascer). Talvez um desses dentes estragados seja até o primeiro molar permanente, que nasce lá pelos 6 anos de idade, e esse só se extrai em último caso, quando não há salvação MESMO… e não vai nascer outro no lugar. Enfim… se esses dentes têm curativos e se há fístula (a “bolha com pus”), é preciso procurar o dentista pra resolver isso. Talvez um ou outro dente até tenha indicação de extração mesmo, mas os que puderem ser mantidos, devem ser mantidos. E por favor, capriche na higienização dos dentinhos dela, ok? Não deixe ela fazer isso sozinha, ela ainda não tem idade pra ficar sem supervisão. Só assim dá pra evitar que isso piore ou que aconteça o mesmo com outros dentes.

  119. Dra., extrai o dente 37 faz 10 dias hj, ainda sinto dor e os dentes em volta tbm estão doloridos, fica latejando… o buraco começou a fechar, mas as dores incomodas não me largaram, isso é normal? A extração foi demorada e a dentista machucou minha bochecha e meus labios, ela passou 5 dias de Arflex, que eu tomei direitinho… ao final fez um raio x e disse q estava tudo certo. Há 3 dias tirei os pontos e foi dito q estava tudo certo, mas e essa dor? Desde já agradeço.

    1. Fabi, os sintomas que você relata são normais, dada a cirurgia recente. A dor vai diminuir aos poucos. Até lá, você pode tomar um analgésico pra passar por mais conforto por essa fase. Converse com o seu dentista.

  120. Doutora, fiz a extração de um dente semana passada (quarta), vou tirar os pontos amanhã (quarta), acontece que eu sinto uma sensação estranha, não é uma dor e sim um incomodo, parece que tem um “peso” onde existia o dente, outra coisa que eu percebi e me preocupei muito foi o fato de que o dente de trás aparenta ter “subido” com a extração, não sei bem explicar, mas parece que ele ficou mais alto, inclusive a gengiva abriu um pouco. Preciso me preocupar?

    1. Rafael, acho que você não precisa se preocupar, não. Os sintomas que você relata não são incomuns, o “peso” tem a ver com o processo inflamatório envolvido na cicatrização, e o dente ao lado deve ter recebido bastantes forças durante a extração (pois foi usado como apoio), então ele talvez esteja apresentando uma pericementite, o que o deixa mais “alto”, mesmo. Essas coisas devem se resolver de forma espotânea, mas se você achar necessário, procure seu dentista pra reavaliar.

      1. Fiquei mais tranquilo agora, doutora. Hoje irei retirar os pontos e aproveito para tirar essa dúvida com meu dentista. Muito obrigado pela resposta e atenção! Sem palavras para o seu trabalho, parabéns.

  121. Ola dra. Meu nome e Aline, extrai meu dente do ciso no dia 04-07, foi um pouquinho dificil a remocao dele e tbm estava com dor no ouvido, nao sei se causada pelo dente, mas o dentista falou q provavelmente sim… acontece q nao consigo abrir muito a boca pra comer nem escovar o dentes, mas o pouco q consigo da pra fazer isso… vi numa pag da web q isto se chama trismo muscular, queria saber se estou com isso msm e quando vou poder voltar a abrir a boca normalmente…

    1. Aline, pela sua descrição é trismo, sim. Isso acontece porque, depois da cirurgia de extração, além do local ficar dolorido, pode haver certa rigidez muscular. Vai se resolver até de forma espontânea, aos poucos, em alguns dias. Você pode fazer compressas mornas no rosto pra ajudar. Relaxantes musculares podem ser úteis, converse com o seu dentista sobre isso.

  122. Nossa mto legal o tópico, meus pais brigam comigo, não querem deixar eu comer pizza, tô na sopa de fubá e legumes já faz 2 semanas kkkkkk. Me sinto mto bem mas sinto q estou meio fraco qndo levanto de repente.

    Dra. Boa tarde, tenho 23 anos e passei por um cirurgia de EXPANSÃO RÁPIDA DA MAXILA há 13 dias, 20 de Jun 2015, gostaria de saber se posso comer pizza de calabresa por exemplo, meu cirurgião disse que sim, mas minha recuperação está sendo MUITA BOA, então estou muito receoso, tenho medo de estragar tudo.
    Nunca tive dor nem mal estar, considero que 90% do inchaço já foi eliminado.

    ABÇ. E OBRIGADO PELA MATÉRIA!

    1. COMA, Renato. E por não comer direito que você se sente fraco e tonto. Não existem proibições, é mais questão de bom senso, mesmo.

  123. Ola dra., boa noite, hj dia 01/07 fiz a extração do siso superior direito e do molar inferior tbm do lado direito, enfim, perdi meu molar, a dra. sabe de alguma clínica que faça o implante desse dente? Obg boa noite.

    1. Camila, o implante, atualmente, é um tratamento comum. Inúmeros consultórios e clínicas fazem implantes. Converse com o dentista que extraiu seus dentes, ele mesmo pode indicar um dentista que seja implantodontista e possa ajudar você.

  124. Olá, Doutora!

    Extrai um dente siso antes de ontem e estava cheia de dúvidas, pois o dentista, apesar de ter feito um ótimo trabalho, não me orientou em nada.
    Gostaria de agradecer pelo seu trabalho e a sua atenção, pois através deles estou fazendo a minha recuperação mais tranquila e seguramente. Hoje até comi um arroz amassadinho com feijão fresquinho e pedacinhos finos e moles de carne. Hum!!!!!

    Muito obrigada!!!

    Um abraço! Que Deus abençoe sua vocação!

  125. Olá doutora, ontem fiz uma extraçao do molar, pq ele rachou, ou seja perdi meu dente, drenou pois estava com abscesso, porem estou gestante de 9 semanas, nao estou com dor e nem sangrando, porem ainda sinto o abscesso que esta com pus bem duro, gostaria de saber se vai sumir, e se posso comer frios, estou com muita vontade, abços

    1. Silmara, com a extração do dente o abscesso deve regredir. Sim, você pode comer frios, não há restrição quanto a isso.

  126. Oi doutora, na última terça feira 23/06 extrai os 2 sisos do lado esquerdo, não estou sentindo nenhuma dor que não seja tolerável, estou tomando a medicação indicada no horário e não estou fazendo esforço físico, minha dúvida é que neste domingo 28/06 tenho um jogo de futebol… Tem algum problema ? Ou posso jogar sem nenhuma preocupação ?

    1. Paulo, eu acho que é muito cedo pra esse tipo de atividade, principalmente se você ainda está com os pontos. Pode haver complicações…

  127. Doutora, fiz um implante de dois dentes dia 18/06 e tenho jogo de futebol dia 19/06, o que pode acontecer caso eu resolva jogar ?

    1. Totalmente contraindicado, Valdeir! Seu rosto pode inchar, pode haver sangramento e até a perda dos implantes. NO MÍNIMO 1 semana sem esforço físico. Juízo.

  128. Ola doutora, tirei meus pontos ontem, so que a minha gengiva esta dolorida por fora e parece que os dentes ao redor estao doloridos, o q pode ser ?

    1. É assim mesmo Marian, tanto a gengiva quanto os dentes vizinhos podem ficar doloridos por algum tempo. Esse desconforto vai sumir com o passar dos dias.

  129. Ola doutora,
    Vou arrancar um siso na proxima quarta feira e estive a tomar anti-inflamatorio durante 3 dias e parei domingo passado! Ha algum risco de hemorregia ou ja passou o efeito do anti-inflamatorio?
    Obrigada
    Alexandra

    1. Alexandra, anti-inflamatórios não aumentam a chance de hemorragia, embora possam estar ligados com sangramentos gastrointestinais. Não acho que você precise se preocupar.

  130. Olá Dra. Fiz uma extração do molar e na retirada tava muito difícil, aí utilizou a broca q soltou e furou o seio nasal, ficou um buraco, hje tá com sete dias e ainda tem um buraco q faz barulho, tô com medo, o q posso fazer, quais remédio tomar…

    1. Jucilene, como é que você sabe que “furou o seio nasal”? Que sintomas você tem? Como assim “buraco que faz barulho”? Passa ar ou líquidos do nariz para boca (ou o contrário)? De qualquer forma: é preciso procurar seu dentista e relatar o problema. Se for mesmo uma comunicação buco-sinusal, não há nada que você possa fazer por conta própria pra resolver.

      1. Olá retornei ao dentista, furou mesmo o seio maxilar, mas hje fui lá pra retirar os pontos e a dentista disse que na hora da cirurgia fez o teste e que este buraco vai cicatrizar sozinho, mas que vai demorar um pouquinho, que eu esperasse um pouco, se caso dentro de um mes nao tiver cicatrizado, ira fazer um enxerto, falou que eu usasse agua oxigenada para cicatrizar. No inicio tava entrando agua quando eu gargarejava, mas agora nao, só entra um ar barulhento da boca para o nariz e do nariz para a boca. Obrigado, eu posso utilizar propolis, quais outros remedios ate mesmo caseiro posso tá utilizando para cicatrização.

        1. Então ok, vamos aguardar. Não há remédios caseiros ou não que apressem esse tipo de cicatrização, mas você pode usar própolis se quiser.

  131. Dra. Fiz um canal do dente, já faz 2 meses estou esperando pelo doutor a restauração, sendo que este meu dente foi quebrado devido às limpezas excessivas do dentista e já estava mt frágil. As comidas remorsas podem ser prejudiciais em grande escala pra quem já tem uma cardiopatia e fez esse tipo de tratamento odontológico? E gostaria de saber se corro o risco ao fazer sexo oral com a minha parceira… Ou seria melhor ir ao Dra. pedir para fazer um curativo ou algo do tipo?

    1. Pedro, “limpeza” no dentista não enfraquece os dentes, ok?! A remoção de tecido do dente sim, mas o dentista só remove o que for necessário, ou pra acessar os canais ou para tirar a cárie… não mais que isso. Estando isso claro, quanto à sua pergunta: não qualquer restrição alimentar e nem com relação à pratica de sexo oral, porém seu dente NÃO PODE estar aberto! Não foi feito um curativo após o tratamento de canal? Ou ele caiu?

    1. Daiane, os pontos geralmente incomodam, mesmo… e sua extração é bem recente. Então, deve ser “normal”, sim.

  132. Ola, drª! Hj as 9:30h eu extrai meu dente, acho q a dentista disse 37, mas so arrancou uma raiz, a outra quebrou e ela nao conseguiu tirar, pois disse q muito dura e tbem nao tem outras ferramentas necessarias, deu ponto e pediu p eu retornar 6ª feira p tirar os pontos, com apenas 4 dias, pq ela vai tirar licença maternidade, esta gestante, me receitou um iboprofeno 600mg 8x8hs, porem esta doendo muito e ate agora nao consegui comer nada, ate a agua doi. Que devo fazer?

    Muito obrigada!
    Bom trabalho.

    1. Erica, se o remédio não está dando conta de controlar a dor e sua dentista não puder atender você, procure outro dentista. Se não houver nenhum problema – uma infecção, por exemplo – talvez seja só o caso de mudar a medicação analgésica.

  133. Olá doutora, extraí um dente há uma hora, gostaria de saber se amanhã já posso ir trabalhar, trabalho de domestica e vou a pe.

    1. Marizane, depende. Se você puder evitar sol diretamente no rosto e também esforço físico pesado, pode ir trabalhar. Mas não force muito, vá com calma.

  134. Fiz um canal e meu dente está bem infeccionado, o dentista meu passou anti-inflamatorio e antibiótico, estou no 3o dia e estou fazendo certinho, porém sinto que está pior, como por exemplo, não aguento nem passar a escova de dente em cima! Ah outra dúvida, se é proibido sexo neste momento de tratamento!?

    1. Luana, continue tomando a medicação como prescrita e, se achar necessário, volte ao seu dentista pra reavaliar. Não, não é proibido sexo.

  135. Oiii doutora, gostaria de saber se comer salsicha no terceiro dia faz mal? Pois comi e agora estou com medo.

  136. ARRANQUEI DOIS DENTES SUPERIORES DEPOIS DOS CANINOS, ONTEM 25/05/2015 MEU DENTISTA DEU PONTOS. QUERIA SABER SE DIA 29/05/2015 JA POSSO COMER ALIMENTOS MAIS DUROS E FAZER SEXO ORAL.

    1. Maria Eduarda, na verdade é mais questão de bom senso… se você achar que já dá pra comer alimentos mais consistentes, considerando que no dia 29 já terão se passado 4 dias das extrações, coma. Quanto a sexo oral, não recomendo… pelo menos até a remoção dos pontos. E por favor: camisinha, ok?! 😉

  137. Oi Doutora! Preciso de ajuda urgente. Arranquei meu siso ha exatamente 72 horas e nao senti dor em momento algum. Porém estou passando muito mal por ficar sem comer, tenho a pressao baixissima e nao aguento mais tomar apenas sucos e sopas. Come eu disse, nao sinto dor, mas tenho medo de comer algo e infeccionar a gengiva. Posso comer um paozinho por exemplo? Tenho medo de grudar algo no ponto e causar infeccao (sou paranoica e morro de medo de dor). Esse risco existe? Nao ha possibilidade de passar mais 4 dias com suco e sorvete por nao aguento mais. Me ajude.

    1. Bibi, por favor: COMA! Não há nenhuma proibição de comer, apenas de evitar alimentos muito duros e/ou muito quentes nos 3 primeiros dias, por razões óbvias. É importante que você se alimente bem no pós-operatório, essa história de “viver de suco” após a extração de um dente é lenda, não há a menor necessidade disso. Se alimente e bem e, depois de comer, higienize bem o local. É suficiente.

      1. hahaha obrigada Doutora. Fiquei feliz com sua resposta. Estou na duvida de como higienizar o local dos pontos, pois estou escovando os dentes com muito cuidado, mas nao me atrevo a tocar na parte dos pontos. Também não sei se devo usar meu enxaguante bucal sem alcool, entao, por ora, apenas deixo agua no local, sem fazer bochecho. Por isso meu medo de grudar algo ali… Mas hoje vou comer algo… aleluia!

  138. Olá doutora, ontem fiz uma gengivoplastia, pois uso aparelho e minha gengiva inchou, estou tomando anti-inflamatorio certinho, mas no meu canino está tipo um sangue prensado, é normal? E eu n consigo tirar nem com escovação 🙁 posso comer chocolate ou ingerir álcool ?

    1. Suzanne, deve ser “normal” sim, sua gengiva está em cicatrização. Se você está tomando qualquer medicação, não pode ingerir álcool. Chocolate, sem problema.

  139. Olá doutora, depois de quanto tempo pós-cirurgia de extração do dente pode-se fazer sexo oral sem risco de infecções?

    1. André, o ideal é praticar sexo oral apenas depois da gengiva obter uma boa cicatrização inicial, o que pode levar pelo menos 1 mês. Não que antes disso seja proibido, mas não recomendo. Se der pra esperar, melhor.

  140. Ola, queria saber se posso parar de tomar amoxilina 1 dia antes? Pois foi passado p eu tomar por 7 dias porem tenho um churrasco e gostaria muito de ir…

    1. Não, Kelly. Você tem que tomar a amoxicilina como prescrito, até o fim. Antibiótico é diferente de outros tipos de remédios, não dá pra interromper o tratamento no meio. Você pode ir no churrasco, só não vai poder ingerir bebida alcoólica.

  141. Olá, extrai dois sisos dia oito, o cirurgião me receitou dois anti-inflamatórios para tomar por quatro dias, e até agora continuo com o lado que extrai o dente inchado, e as vezes sai um pouco de sangue. É normal?

    1. Renata, os sintomas que você descreve são comuns, o inchaço é esperado, sua cirurgia é bem recente. QUanto ao sangramento, apenas evite bochechos vigorosos, cuspir e gargarejar.

  142. Boa tarde, Drª!

    Faz 4 dias que retirei o siso superior esquerdo, e só vou retirar os pontos com 7 dias após a cirurgia. Utilizo contenção dentária superior, só que desde a retirada do dente não estou utilizando. Gostaria de saber se posso usar a contenção ou se vai prejudicar a cicatrização.

    Parabéns pelo ótimo trabalho!!!

    1. Marina, se você conseguir usar a contenção (ela entrar e não machucar), você pode usá-la, sim. Sem problema.

    1. Rafael, não que não possa, mas é bom evitar. Abaixar a cabeça aumenta o fluxo sanguíneo na região da cirurgia, o que pode deixar os sintomas pós-operatórios / inflamatórios mais fortes.

    1. Não diria que é “normal”, Flaviane… mas não necessariamente é um problema. Apenas evite cuspir e fazer bochechos. Beba bastante água, de preferência gelada (sem bochechar!). O sangramento deve parar.

  143. Doutora, extrai 3 dentes no dia 28, no dia sangrou muito e senti muita dor, mas apos tomar os antibioticos que a dentista passou esses sintomas foram sumindo, fui ao dentista 7 dias depois, tirei os pontos quando o buraco do dente ja estava cicatrizado, apos voltar ao trabalho uma pessoa disse que dentro de 15 dias apos a extraçao ha risco de hemorragia, isso e verdade ??

    1. Não, Fernando. Se você não tem nenhum problema de coagulação sanguínea ou outro problema de saúde que interfira nisso, estando tudo ok com a cicatrização, não há razão alguma pra se pensar em hemorragia.

  144. Boa noite, arranquei um dente hj e o dentista disse q amanha já poderei praticar atividade fisica, disse a ele q requer mto esforço e ele disse q não tem problema nenhum, achei mto estranho, não passou medicamento e não disse nd em relação a alimentação… será q pode tudo? Isso é normal? Já passou uma hora e meia e ainda tem sagramento… o q fazer em relação a tudo? Amanha tenho campeonato.
    Obrigada!!!

    1. Campeonato de quê, Júlia? De qualquer forma: não recomendo atividade física por pelo menos 1 semana (ou até a remoção dos pontos). QUanto a alimentação, apenas evite alimentos muito quentes e consistentes pelo menos pelos 3 primeiros dias.

  145. Dra. boa tarde, tem três dias que extrai dois dentes, o siso e o do lado dele. Aparentemente esta tudo normal, posso comer de tudo e tbm posso lavar com agua oxigenada? Obg ?

    1. Barbara, pode comer de tudo, desde que com bom senso… evite alimentos muito duros, corte em pedaços pequenos. Quanto à água oxigenada, não recomendo, ela é um péssimo antisséptico bucal, existem outros muito melhores. Converse com o seu dentista.

    1. Izael, eu acho um pouco precipitado, vai que você leva uma bolada no rosto? Sem contar o esforço físico, que deve ser retomado aos poucos…

    1. Uma inflamação na garganta, Leo. Não é incomum que isso aconteça, dada a proximidade anatômica entre a região da extração e a garganta, além de uma possível baixa de imunidade.

  146. Olá doutora, eu arranquei meus sisos inferiores fez uma semana na quinta-feira, mas um lado entrou comida e na hr de retirada dos pontos o dentista lavou e passou um medicamento anti-inflamatório. Eu sinto muita dor no local que ainda continua aberto, meu dentista disse que é normal. Estava lendo sobre alveolite e tenho medo que seja, o que a senhora acha ? E quanto a alimentação, como ainda está com um buraco tenho medo de comer e cair coisa novamente dentro, como que eu faço para me alimentar sem deixar cair nada no buraco ?

    Esqueci, e em relação a atividade física ? Posso fazer normal já ? Estou sem os pontos apenas com dor em um dos sisos e ainda com um buraco neles.

    1. Tamara, procure mastigar do outro lado, mas é quase impossível evitar que caia algum resíduo no “buraco”. O importante é remover ele de lá. Sobre higienização, há um post específico aqui –> https://medodedentista.com.br/2015/01/como-limpar-o-local-da-extracao-de-um-dente.html

      Volte às suas atividade normais aos poucos, não é prudente fazer muito esforço físico sem estar segura de que pode. Aí se você estiver se sentindo bem, ok. Teste os seus limites mas, ao mesmo tempo, respeite-os. É mais questão de bom senso, mesmo.

  147. Bom dia, Dra.

    Acabei de extrair dois dentes, um lá atrás e um outro à frente. Estou cheio de fome, o que posso comer sem prejudicar a minha recuperação?

    1. O que você quiser, Rogerio. Apenas evite alimentos muito quentes e muito duros nos primeiros dias… mas quanto a tipos de comida, não há proibição.

  148. Oi, doutora, tou muito triste, tirei 3 dentes de uma vez so, no dia seguinte ele estava desinchado, saradinho, mas ai de noite esqueci e comi carne de porco bisteca, quando foi de madrugada acordei com o rosto todo inchado, os pontos doidos, inflamou tudo, ainda por cima me nasceram aftas na boca, tou muito preocupada, me doi tudo, nao consigo comer direito, tou tao desanimada, ja faz seis dias ate agora nada, tomo remedio, faço lavagem com sal e vinagre e agua, doi mto, mas nada resolve ):

    1. Thaís, procure seu dentista e relate esses problemas, pode haver uma infecção. E PARE de fazer bochecho com sal, vinagre e água, não ajuda em nada e ainda atrapalha bastante.

  149. Oláaa! Bom dia, retirei dois sisos, do lado direito, faz 5 dias (retirei na sexta de tardezinha).
    Estou com afta na lingua, do lado esquerdo, que não é lado da cirurgia, e praticamente nao consigo comer. Eu poderia mastigar do lado da cirurgia?
    Pq nos primeiros dias eu só comia do lado esquerdo, coisas que não era necessaria muita mastigação, e agora que desinchou beeem, nao posso comer do lado esquerdo devido a afta >=I…
    Ah.. e ja posso comer arroz, feijão, carne de boi, salada?? E mastigar do lado da cirurgia?
    Obrigada
    Aguardo retorno

    1. Ingrid, se você está se sentindo bem e se não dói, você pode mastigar do lado da cirurgia, sim. Apenas evite alimentos muito duros e corte em pedaços pequenos. Da mesma forma, você pode comer arroz, feijão, carne de boi, salada.

  150. Boas,
    Arranquei dois dentes, um ha três semanas e um outro ha duas semanas. O das três semanas esta fechadinho e sem nada, o de duas semanas hoje começou a ganhar uma inchadinha, mas não tenho dores, é normal ou devo ir já ao dentista outra vez?

    1. Marco, é esperado um pouco de inchaço no pós-operatório. Em princípio, na ausência de outros sintomas relevantes, está tudo bem.

  151. Doutora, extrai o dente siso ta com umas tres horas, o efeito da anestesia ta passando, ja posso comer? Arroz, carne, verdura?

    1. Pode, Cynthia. Apenas evite alimentos muito duros e quentes, corte em pedaços pequenos, prefira a consistência mais pastosa.

      1. Dra, arranquei o siso e ta inflamado, meu ouvido doi, minha garganta tbm, to tomando antibiotico… so to me alimentando de liquido, posso comer chocolate?

  152. Doutora, extrai dois sisos na semana passada e amanhã vou retirar os pontos, gostaria de saber se mesmo depois de tirar os pontos vou ter alguma restrição nos alimentos e se o buraco ainda vai continuar muito aberto. Posso voltar com a minha alimentação normal e mastigar do lado que foram extraídos os sisos?

    1. Sarah, você pode comer normalmente se estiver se sentindo bem, inclusive mastigar do lado da cirurgia. O “buraco” vai fechar, mas isso pode levar algumas semanas.

  153. Mas disseram que não pode comer nada remoso. E adoro comida japonesa. Queria saber quais os alimentos remosos. Muito obrigado pela atenção.

    1. Quem “disseram”, Aline? É como eu explico no texto: oficialmente não existem “comidas remosas”. Se você quiser comer comida japonesa, desde que ela não esteja muito quente ou seja muito dura, ok. É mais questão de bom senso, não há nada comprovado nesse sentido.

  154. Bom dia doutora. Extrai um siso ontem, estou sem dor, estou tomando gelado e colocando compressa de gelo na bochecha. Gostaria de saber qual alimento não posso comer? Posso comer comida japonesa? Miojo? Obrigada.

    1. Não há nada proibido, Aline. Apenas evite alimentos muito duros e muito quentes por enquanto. Quando você estiver se sentindo segura, já pode comer alimentos mais consistentes.

  155. Doutora, boa tarde, arranquei um siso ontem as 17:00 horas, correu tudo bem hoje, sem dores, sem sangramento, resolvi trabalhar hoje pois estou passando bem, mas os pontos parecem já estarem se soltando, tem algum problema se eles se soltarem?

    1. Alex, se não houver dor, sangramento, inchaço, não há problema se os pontos estiverem um pouco frouxos, ou até se eventualmente se soltarem.

  156. Dra… arranquei um dente ha dois dias e esta com aparencia bem esbranquiçada… a dentista me receitou maxsulide e amoxicilina… realmente posso tomar os dois juntos…? Tenho medo de misturar medicamentos.

  157. Dra: extrai um dente quarta feira e foi ponteado, meu cunhado casou na sexta feira, tomei uns copos de cerveja, so que no sábado comi muita carne de porco e não resisti à cerveja, pois tava geladinha, agora estou preocupado. Segundo a minha Dra., ela falou que eu podia trabalhar, estou trabalhando e so retiro os pontos quarta feira… me tire essa dúvida por favor…

    1. Heberton, tanto a cerveja quanto a carne de porco não são proibidas. O problema da cerveja está em não ser recomendável misturá-la com os remédios, caso você esteja tomando algum. Já problema da carne de porco é a consistência dela, quando é dura. Fora isso, sem problema. Se sua dentista liberou você pra trabalhar, desde que sua atividade não requeira muito esforço físico (carregar peso, por exemplo), tudo bem.

  158. Boa tarde, eu extrai o meu siso incluso dia 27/2 às 10 da manhã, tenho algumas dores, mas com os medicamentos vai aliviando. Não tenho comido, neste caso só bebo líquidos, mas estou a passar mesmo fome. Tenho mesmo fome, mas não sei o que fazer ou até o que posso comer, porque tenho medo de me aleijar ou de rebentar os pontos ao fazer esforços :/ o que me aconselha a fazer? Já para não falar que dizem que não se deve fumar e estou a passar-me…

    1. Sara, como explico no texto, não há comida que seja proibida na fase pós-operatória, é só dar preferência para comidas mornas e mais pastosas nos primeiros 3 dias e, se depois disso você estiver se sentindo bem, já pode comer coisas mais consistentes. e é importante que você se alimente bem, pra se recuperar o quanto antes. Quanto ao cigarro, desaconselho fortemente: fumar prejudica a cicatrização e aumenta muito a chance de uma infecção.

  159. Dra. Ana Tokus.
    Extrai um dente (molar) no dia 26, e eu tenho percebido que os dentes proximos estão um pouco moles (principalmente o anterior ao dente que arranquei), mas não parece que vai cair kkkk.
    Eu gostaria de saber se isso é normal?
    E também tenho umas bolinhas brancas, bem pequenas, próximas aos pontos, isso também é normal ou não?

    1. Rivacks, me parece que vai tudo bem. Os dentes ao lado da extração são usados como apoio durante a cirurgia, recebendo bastante força, por isso essa mobilidade. Mas eles vão “firmar” novamente. As “bolinhas” podem ser pequenas aftas, por causa do atrito do instrumental durante o procedimento.

  160. Olá doutora, extrai os 4 sisos e mais um dente de leite que não tinha caido, e eu me alimento com comidas muito fortes, e estou precisando de um “mec” ou um belo de um X-TUDO, queria saber se posso comer coisas desse tipo? Detalhe, extrai os dentes dia 20/02/2015.

    1. Manda ver, Dário! 🙂 Nem que você coma em pedacinhos e com garfo e faca… é importante que você se alimente bem, não passe fome, não. Só evite alimentos muito duros, mesmo.

  161. Eu extrai foi 3 dentes dia 20 de fevereiro, no domingo dia 22 fui no Mec kkkkkkkkk graças a Deus não senti nada e nem dor depois q passou a anestesia… Só tenho cuidado quando estou mastigando p não machucar onde foi tirando o dente…

  162. Olá Dra. Ana Tokus!
    Minha dúvida é, fiz uma extração dia 13/02/2015 às 17h, passado a anestesia comecei a sentir fortes dores que tentei controlar com Dipirona. No dia seguinte ela não fazia mais efeito e então passei a tomar Amoxilina e Toragesic, remédios que eu já havia usado anteriormente. Fiquei com fortes dores até quarta-feira dia 18/02, que foi quando meu dentista retornou do feriado de carnaval. Segundo ele eu tive um Alvéolo Seco, foi feita uma curetagem pela manhã e a tarde eu voltava lá de novo pois as dores não passavam. Enfim, hoje já é dia 21/02 e continuo sem me alimentar bem, sem dormir e completamente dopada de remédios pra dor. Quero saber até quando irá continuar essa dor e em quanto tempo se cura um Alveolo Seco. Não extrai o siso, foi o próximo a ele. Te agradeço imensamente, por favor me ajude!

  163. Ola Dra. Ana. Eu tirei um siso na sexta dia 13/02/15. Não tive dor, secreções excessivas, apenas inchaço e não muito. Apliquei gelo periodicamente na bochecha. Mas estou ainda com dificuldade de abrir a boca, apenas um espaço suficiente pra pôr uma colher rasa de comida. Notei umas 2 ou 3 bolhinhas brancas ao redor dos pontos que creio que seja pus. Mas o que mais me incomoda é a dormência ainda no lingua pelo lado que foi extraido o dente. Isso tudo é normal? Pois uma vez falando com uma amiga britanica ela me falou que perdeu o paladar depois de extrair um siso. Até quando essa dormência é normal? Hoje no almoço comi camarão pois nunca tive problemas, mas não abusei, apesar de querer devorar tudo rsrs. Obr Dra. ANA!!

    1. Jandyson, compreendo perfeitamente a sua vontade de devorar todo o camarão (adoro!). Se você conseguir, pode. 😀

      Todos os sintomas que você relata são relativamente comuns após a extração dos sisos, inclusive a dificuldade de abrir a boca (trismo) e a dormência (parestesia). A parestesia, via de regra, é reversível, mas pode levar de semanas a meses pra sensibilidade voltar. Eu falo mais especificamente sobre o tema aqui –> https://medodedentista.com.br/2012/07/parestesia-e-culpa-do-dentista.html

  164. Oiii, meu nome é Andrielly, hoje faz 2 dias que eu fiz cirurgia, mas até agora nao esta doendo nada e eu queria saber se pode comer chocolate, tomar leite, comer carne, bolacha, essas coisas, porque sinceramente eu nao aguento ficar sem comer e até agora esta tudo bem, e depois que tirar o ponto ele vai ficar cicatrizado ou vai ficar um buraco…

    1. Pode comer sim, Andrielly! Não há nada proibido, apenas evite alimentos muito quentes e muito duros nos primeiros 3 dias. Depois de cicatrizado o ocal da extração, a gengiva vai ficar fechadinha, mas isso pode levar algumas semanas, ok?!

  165. Olá Doutora,
    Fiz extração do ultimo ciso, do lado esquerdo, na parta de baixo. Esse dente estava com a raiz embaixo do dente que estava ao lado, demorou 2 hrs para ser removido, deu ponto, no dia posterior inchou bastante, estou tomando medicação, mas está doendo muito. A amídala está doendo também. Quando tirei os outros cisos há 4 anos atras não foi com essa intensidade (dor, nem inchaço), tive muito mau cheiro, mas esse cheiro mesmo com o passar do tempo não some, estou evitando esforço porem estou trabalhando normal desde o o dia após o procedimento, comendo apenas coisas frias e que não tem a necessidade de serem mastigadas, porem doi muito e não consigo abrir a boca, escovo com dificuldade, pois se abrir a boca doi muito. O que devo fazer, tanto com o mau cheiro após tirar os pontos e quanto a dor sentida no momento? Procedimento feito: 03/02/15. OBRIGADA.

    1. Patricia, os sintomas que você descreve podem ser apenas aqueles esperados no pós-operatório normal, embora um pouco mais fortes. Não dá pra afirmar que haja algum problema mais sério, como infecção, apenas com base no seu relato… até porque sua cirurgia ainda é bem recente. Como você mesma disse, foram 2 horas de cirurgia, e quanto mais o dentista “mexe”, maior a chance de um pós-operatório mais rigoroso. De qualquer forma, se você achar que há algum problema, não hesite em entrar e contato com o seu dentista pra uma reavaliação.

  166. Oi doutora, meu nome é Douglas, extrai meu dente dia 2 as 15h, e as 15h de hj dia 4 faz 48h, n tive sangramento, sem odor, ou qual do aparente, consigo abrir a boca normalmente, estou em extremo descanso, te pergunto se posso comer coisas sólidas e mais quentes, como um café, comer frango, arroz, feijão normal… Tenho me alimentado mto de sorvete ainda, suco, purê de batata, queria comer outras coisas, parece q a cicatrização está mto boa… E se já posso trabalhar amanhã sem problema, sou professor de educação física… Dou mto personal, e já queria voltar a trabalhar, e sobre beber uma cerveja, algo parecido se fds agora já poderia. Mto obrigado.

    1. Douglas, parece que vai tudo bem no seu pós-operatório. Sim, você pode comer alimentos mais quentes e consistentes, não há nada proibido, apenas tenha bom senso. O café, por exemplo, não precisa estar “fervendo”… deixe esfriar um pouquinho. Você pode voltar a a trabalhar, mas até a remoção dos pontos sugiro que evite esforço físico. Quanto a bebidas alcoólicas, evite se você estiver tomando algum remédio… se não estiver, ok.

  167. Olá doutora, gostaria de saber se posso comer mocotó, esta com 2 dias que arranquei dois dentes e gostaria de saber se faz mal ou não…

    1. Renato, dada a situação, é normal. Sim, com a remoção dos pontos a higienização fica facilitada, e o odor ruim deve diminuir.

  168. Obrigada! Os pontos tinham entrado no buraco, causando o mau cheiro, mas já foram retirados e estou usando periogard.
    Só esqueci de perguntar a minha dentista se é normal após 10 dias da extração ainda sentir alguns desconfortos como: nao conseguir deitar do lado que extraí e sentir leves dores nos dentes próximos.

    1. A tendência é desses sintomas sumirem nos próximos dias. Se isso não acontecer, é preciso reavaliar. Perguntei sobre de onde o cheiro vem porque às vezes o problema pode ser outro (como uma comunicação buco-sinusal, em caso de extração de dente superior).

  169. Boa noite, gostaria de saber se a senhora teria alguma maneira de amenizar o odor que sai do buraco do dente extraído, pois sei que é normal, escovo os dentes após as refeiçoes, mas nao resolve. Nao aguento mais esse mau cheiro, me ajude por favor!

  170. Ola, extraí 3 dentes num dia só e após 2 dias acho que o local está inchando e inflamando, o que posso fazer? Posso comer comida normalmente?

    1. Camila, inchaço e inflamação são sintomas pós-operatórios comuns, que nem sempre significam problema. Continue seguindo as orientações pós-operatórias do seu dentista e evite apenas alimentos muito quentes ou muito duros.

  171. Olá Dra.

    Adoro esse site e as dicas.

    Extrai o dente 27 ontem e o dentista me deu 2 dias de atestado, posso trabalhar normal? Posso fazer exércicios domesticos como varrer casa e lavar louça? Nas primeiras 24 fiz repouso direitinho. Posso comer comidas pastosas, como purê de batata, legumes amassados, pq nao aguento tomar líquidos rs. Estou sentindo um pouco de dor e não consigo abrir a boca, mas acho que é normal…

    1. Daniela, eu não diria que você pode trabalhar “normal”, mas também não precisa ficar de repouse se estiver se sentindo bem. Apenas evite muito esforço físico. Sim, você pode lavar louça e varrer a casa, mas fique atenta, se se sentir mal ou tiver dor, interrompa a atividade. Você pode comer alimentos pastosos e até um pouco mais consistentes, é importante que você se alimente bem pra se recuperar logo. A dificuldade de abrir a boca é esperada nessa fase pós-operatória, vai melhorar aos poucos.

      E obrigada. 😉

  172. Estou sentindo um certo desconforto no estomago, comi porco pela primeira vez no natal e tipo bebi cerveja com sal na terça feira do dia 06, quero saber se foi o porco que me fez mal ou se foi a bebida com sal, eu fico um pouco tonta também… Estou com medo.

    1. Nayra, sendo dentista, não é minha área de atuação, o ideal seria consultar um médico gastroenterologista. De qualquer forma, mesmo que não se identifique a causa do mal estar, ele deve passar nas próximas horas. Se não, procure um médico.

    1. Yuri, evite apenas alimentos muito quentes ou muito duros. Você pode tomar café, desde que ele esteja apenas morno. Depois de uns 3 ou 4 dias, você já pode comer / beber coisas mais quentes e consistentes.

    1. Não Will, não dá pra afirmar que comendo qualquer tipo de alimento considerado “remoso” o local vai inflamar. Você até pode fazer sexo, mas vá com calma e evite fazer sexo oral por enquanto.

    1. Eduardo, é preciso aguardar pelo menos a remoção dos pontos, o que ocorre depois de 1 semana, no mínimo. Mas por se tratar de um esporte de contato – você pode levar uma boada, uma cotovelada – eu sugiro 15 dias.

  173. Bom dia Dra, extrai o dente faz 7 dias e também foi retirado os pontos hoje (24/12), não cicatrizou bem, a gengiva esta toda aberta (será preciso tomar alguma medicação para fechar a gengiva?).

    Dentro da gengiva está uma capinha preta, mas não está sangrando, será que posso estar com alveolite ou outro problema? O que senhora me recomenda para fazer a limpeza da gengiva? Graças a Deus não estou sentindo dor.

    Obrigada =)

    1. Viviane, a gengiva demora pra fechar, mesmo… ela cicatriza por segunda intenção, diferente da nossa pele, e pra se fechar pode levar semanas. Isso não significa que a cicatrização não esteja boa. A “capinha preta” provavelmente é só o coágulo, um tecido normal de cicatrização. Tenho certeza que você não está com alveolite, se estivesse sentiria MUITA dor. Apenas escove bem os dentes ao lado do local da extração, você pode usar uma seringa (sem agulha) com água pra borrifar o local da extração após as refeições, pra remover eventuais resíduos alimentares.

    1. Viviane, mau hálito e gosto ruim na boca após a extração de um dente é algo relativamente comum, tanto pela cicatrização quanto pelo aumento do número de bactérias anaeróbias nesse período. Procure apenas escovar os dentes com mais frequência e tomar bastante água.

  174. Bom dia doutora, extrai o dente dia 17/12/2014, estava com o canal e sem coroa, foi um procedimento trabalhoso e demorado, pois no ato da extração ele quebrava em pequenos pedaços e teve até que desgastar um pouco do osso, mas não foi feito nenhuma radiografia, está correto ? Será que é preciso fazer algum exame para constar se está tudo ok? Fiz bochecho antes das 24 horas e tomei sol com proteção da sombrinha, tem algum problema? Vai ser retirado os pontos daqui a sete dias, durante esse tempo preciso ficar quanto tempo em repouso, sou dona de casa, quando posso voltar com as minhas atividades? Os pontos podem ser retirados por uma auxiliar da dentista?
    Estou me sentindo bem, não estou sentindo dor. Sempre acompanho seu blog e tiro minhas dúvidas aqui , obrigada por compartilhar seu conhecimento. Ótimo natal e um feliz ano novo.

    1. Viviane, não é necessário fazer radiografia depois da extração, pois o dentista sabe se removeu o dente inteiro ou não analisando o próprio dente. Bochechos devem ser evitados nas primeiras 72h após a cirurgia, depois ok. Se você não pegou sol direto no rosto, tudo bem. Você não precisa ficar em repouso se está se sentindo, mas até a retirada dos pontos evite faxina pesada. Outras atividades mais leves, ok. Sim, os pontos podem ser removidos pela auxiliar (TSB).

      Um ótimo natal e um feliz ano novo pra você também! 🙂

      1. Outra dúvida é: recentemente apareceu um ponto preto no meu dente, proximo ao dente que foi extraído, será que é uma carie? Estou perguntando porque do dia pra noite apareceu isso no dente. Obrigado =)

  175. Doutora, extrai o dente 21 ontem e coloquei o provisório fixo e só consegui ficar 24 hrs sem fumar, depois que arrancou ficou só umas três horas sangrando, ta latejando um pouco, é normal? Obrigada.

    1. Mariana, é comum que lateje. Mas recomendo fortemente que você não fume, a chance de você ter uma alveolite e problemas de cicatrização aumenta MUITO.

  176. Dra, boa tarde, extrai o meu penúltimo dente inferior na quarta feira 10/12, e tenho dúvidas no que posso comer, pq não aguento mais sucos, vitaminas, enfim liquidos ou sopas…

    1. Não há nenhuma proibição, Giordana… depende de como você estiver se sentindo. Se você estiver ok, pode comer coisas mais consistentes sem problema.

      1. Obrigado pela resposta rápida!! Gostaria de saber tbm quando posso voltar a fumar (cannabis) e comer comida japonesa ?? Lembrando que extraí os sisos dia 13/11/14…

        1. Fumar – qualquer tipo de cigarro – nunca é seguro no pós-operatório, Jonathan. Quanto à comida japonesa, em princípio, não há restrição.

  177. Doutora, arranquei meu primeiro molar esquerdo dia 07/11, meu dentista não deu ponto nenhum, o “buraco” está aberto, dentro tem uma coisa escura quase preta que tem um cheiro ruim, às vezes sinto uma dor chata mas logo passa. Me ajude por favor, estou com muito medo porque é a primeira vez que arranquei um dos meus dentes permanentes.

    1. Pâmela, em princípio parece que está tudo bem. Se começar a doer muito, inchar, etc., procure seu dentista pra reavaliar. Se não, creio que é só aguardar a cicatrização.

  178. Boa noite dra, o dente esta com canal mas está sem coroa nele, tem tipo uma massinha laranja, é normal ou é o canal, e pretendo fazer logo a coroa para que não tenha uma carie mais profunda, estou correta, mesmo tendo feito o canal é possível ter carie? Parabéns pelo trabalho !! Deus te abençoe, obrigada =)

    1. Ane, a “massinha laranja” dele ser a obturação do canal, ou seja, o material usado no tratamento de canal. Porém o tratamento de canal não pode ficar exposto no meio bucal dessa forma, sob pena de ter que retratar o canal, porque as bactérias o contaminam novamente. Então sugiro que se você não vai fazer a coroa agora, que procure seu dentista pra fazer um curativo e fechar o dente. Sim, um dente com tratamento de canal pode ter cárie como qualquer outro, veja –> https://medodedentista.com.br/2012/06/dente-com-canal-tratado-pode-ter-carie.html

  179. Olá, uso aparelho fixo, meus dentes estão 3 centímetros fora do lugar para a esquerda, meu dentista disse que vou ter que extrair o dente 14 para eles ficarem na posição certa. Há necessidade de extração nesse caso? Meu medo é de sobrar espaço depois que os dentes estiverem no devido lugar.

    1. Sara, se não há espaço pra “puxar” os dentes para a direita, sim, é necessário extrair. Se seu dentista sugeriu isso é porque ele não acha que vai sobrar espaço e pretende fechar qualquer espaço necessário.

    1. Em princípio é a anestesia comum, Ghislene, com vasoconstritor. Apenas informe seu dentista do problema de tireóide e ele vai julgar a necessidade de anestesia diferenciada ou não.

    1. Sim, é preciso o dentista avaliar clinicamente e fazer radiografia, também. Mas se o dente está com a “massinha”, as chances da raiz ainda ser viável são grandes.

  180. Ola Dra, a restauração do dente caiu porque era pra ser feito um canal em vez de uma restauração. Então eu fui a outro dentista, ai ele fez o canal e não tive condições de fazer uma coroa, então fiquei com dente só com o canal e não está fechado (mas foi concluído o tratamento do canal, o dente está fechado?), faz dois anos que estou com esse dente, não sei se pode ser feita alguma coisa, pois acima do dente perto da gengiva está uma coloração diferente, não queria tira-lo porque esteticamente ficaria visível, será que tem jeito de eu ficar com ele enquanto eu não tiver condições de fazer uma coroa ? A raiz dele está viável? Desde já agradeço.

    1. Vivi, há um curativo (“massinha”) no dente? Ou o tratamento de canal está exposto? Não tenho como afirmar que a raiz dele está viável apenas com base no seu relato, mas vamos torcer pra isso. Você me pergunta se pode ficar com o dente assim até ter condições de fazer uma coroa… mas não é exatamente o que você está fazendo? Obviamente não é o ideal e nem o recomendado… sugiro que você procure um dentista pra verificar se o dente está com curativo, pelo menos. Se estiver, maior a chance da raiz do dente ainda poder receber pino e coroa.

  181. Obrigada, Doutora!

    Dia 06 faz um mes da extracao e ainda sinto os tres dentes proximos sensiveis, e o buracao ainda nao fechou, ta bem do lado externo entre dois dentes, as vezes doi, fica sensivel ao toque, parecem moles, pensei que com esse tempo ja voltaria ao normal. Agora tenho que fazer a documentacao, a doutora falou que nao tem problema, mas como vou tirar o molde assim?

  182. Eu tirei 1 dente permanente do céu da boca que não nasceu, fiz essa extração na quarta passada, e agora quarta eu vou tirar os pontos, está ocorrendo tudo certinho, sábado eu tenho uma festa pra ir e sempre que saio pra festa que eu bebo eu acabo fumando cigarro, mas não fumo diariamente, será que vai acontecer algo se eu fumar? Tiro os pontos amanha a tarde, a festa á sábado a noite.

  183. Obrigada pelos esclarecimentos Doutora, agora virou rotina dar uma passadinha por aqui. Como relatei no meu ultimo coment, sofri muito com essa debilidade, tanto que tive que tomar glicose com vitamina B na veia, e a doutora me falou se voce nao comer direito vai ser mais demorada a cicatrizacao e voce nao conseguira tomar mesmo os medicamentos que sao fortes, ate hoje nao consegui, irritam meu estomago. Comprei muitas frutas, verduras escuras, bastante suco de laranja, pois dizem que vitamina C alem de ajudar a evitar infeccoes porque aumenta a imunidade, ajuda tambem na cicatrizacao. Sabe que nem lembrei disso de alimentos remosos, meu marido assustado depois que voltei do hospital fez algo que eu nunca havia comido e que dizem levantar qualquer um, mocoto com feijao branco rsrs, superhiper remoso, tomei sopa de fuba que e forte tambem, uma vez percebi que comidas de porco realmente pioravam a inflamacao na pele, acho que ai é porque deixava mais oleosa, fechando os poros etc.

    Doutora, como de praxe posso fazer uma pergunta? Estou fazendo bochechos suaves com malvona, higienizando o buraco na gengiva somente ao redor pois tenho receio de causar sangramento, mas tem algo que tem me preocupado, quando fui tirar os pontos relatei a minha dentista sobre mau cheiro, sabe aquele cheiro tipo sangue de carne, nao sei explicar, bem ruim, e gosto de cimento parecido com amalgama na boca, mas nao, ela disse que podia ser por causa dos pontos, faz tres dias que tirei os pontos e o odor permanece, nao tenho dor, nao tenho inchaco, secrecoes excessivas. Às vezes sinto um liquidinho quando aperto os dentes a noite somente, mas coisa pouca, nao tenho febre nada, o que sera isso? Ja vai pra 15 dias que extrai o dente, a primeira semana nao sei se conta porque tive a hemorragia e so recebi os pontos depois de seis dias, e contando dai faz 9 dias, sera que ainda corro o risco de inflamacao, ou infeccao? Escovo a cada refeicao os dentes do lado avesso a extracao, e passo fio dental em todos os que consigo, so nao limpei o buraco por dentro por receio, mas jogo malvona com agua gelada, e como de um lado so, nem caiu alimento la dentro, tomo bastante cuidado.
    Por favor doutora, esse cheiro o que pode ser? Obrigada!

    1. Pois é Cris, essa questão das comidas “remosas” é bastante discutível, até porque o que faz mal pra uma pessoa pode não fazer pra outra. Cada organismo é de um jeito próprio e reage diferente.

      Quanto à sua extração: não me parece que haja infecção ou você esteja em risco iminente disso, mas a inflamação está presente, sim. Aliás, está presente em qualquer processo de cicatrização, é assim mesmo. O líquido que você descreve é um exsudato inflamatório, típico dessa fase. O cheiro tem a ver tanto com a inflamação, quanto à proliferação bacteriana, comum no pós-operatório, até pela dificuldade de higienização. Mas, em princípio, me parece que vai tudo caminhando normalmente. 🙂

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista