Colocar aparelho… dói?

Taí uma dúvida recorrente de quem quer, pretende ou precisa usar aparelho ortodôntico: colocar aparelho dói? Para responder essa pergunta, é importante explicar primeiro como acontecem as coisas até o dia da instalação do aparelho ortodôntico, propriamente dito.

Primeiramente, você precisa fazer uma consulta com um dentista, e o dentista especialista nessa área se chama ortodontista. Nessa primeira consulta o ortodontista vai fazer uma avaliação preliminar do seu sorriso e da sua mordida. Assim, será possível dizer se você precisa usar aparelho.

Considerando que você precisa, o próximo passo é encaminhá-lo para fazer a documentação ortodôntica, que consiste nos exames necessários para planejar o seu tratamento (radiografias, fotos, cefalometria – que são as suas “medidas” – e modelos). Isso geralmente é feito em um laboratório de Radiologia Odontológica, e tem custo variável (depende do laboratório). Com os exames prontos e analisados pelo ortodontista, é hora de marcar o dia de, finalmente, colocar o seu aparelho. Ufa!

Colocar aparelho… dói?

Cada profissional gosta de trabalhar de uma determinada forma. Alguns montam o aparelho só na parte de cima, depois, em outro dia, só na parte de baixo e, em uma outra sessão, colocam as bandas, que são aqueles anéis metálicos que geralmente são encaixados nos primeiros molares. Mas isso varia. “Montar o aparelho” significa colar os bráquetes, aquelas pecinhas individuais, em cada dente. Os bráquetes não são todos iguais e também não podem ser colados em qualquer lugar do dentes… tem um lugar certo pra isso. Por isso, quando eles descolam, não adianta pegar Super Bonder e colá-los de qualquer jeito só pra não levar bronca, hein?! 🙂

E colar os bráquetes, dói? Não, nem um pouco. Eles são fixados nos dentes com uma resina. Depois de todos eles colados, o ortodontista coloca um fio ou arco metálico que passa por uma canaleta em todos os bráquetes e, finalmente, une os bráquetes ao arco com as famosas borrachinhas coloridas que os pacientes adoram (essa é uma forma de se fazer, existem outras técnicas, ok?!).

Tá… então não dói! Até aqui não. A dor (um desconforto, na verdade) aparece quando o aparelho começa a movimentar os dentes… e isso leva algumas horas. Então, se você colocou o aparelho pela manhã, lembrará “com carinho” de seu ortodontista no começo da noite… 😀 De qualquer forma, esse desconforto pode ser diminuído com o uso de analgésicos, que deverão ser prescritos pelo seu dentista.

Para colocar as bandas, há necessidade de separar um pouquinho os seus dentes de trás, senão não há espaço para encaixá-las. Para isso, usam-se separadores que podem ser metálicos ou elásticos, que devem ser colocados pelo menos uns 2 dias antes do dia da cimentação das bandas. Esses separadores costumam incomodar um pouco sim…

Outro problema de quem acabou de colocar aparelho são as feridinhas que podem aparecer na parte de dentro da bochecha pelo atrito dos bráquetes (principalmente daqueles que possuem ganchos) com a mucosa do paciente. Como a sua mucosa não está acostumada com esse atrito, pode machucar. Mas geralmente isso não dura muito tempo, e pode ser minimizado com o uso de algumas ceras odontológicas que você mesmo gruda nas regiões mais críticas (pontudas) de forma a proteger sua bochecha. Peça a tal cerinha ao ortodontista.

O desconforto inicial causado pelo aparelho ortodôntico deve levar uns 2 dias. Procure não comer nada muito duro, pra não doer e pra não quebrar o aparelho. Depois de mais ou menos 1 semana de sorriso metálico, você estará mais do que acostumado, e aí é vida normal… ou quase. Você vai precisar tomar cuidado com o que come (evitar alimentos duros e pegajosos) e caprichar na escovação. Se antes você achava que escovar os dentes era chato, agora vai ver que sua vida complicou! O que não vai faltar são lugares para parar todo tipo de sujeira… fique esperto! Escova de dentes convencional, escova de  dentes interdental, fio dental e passa-fio (uma espécie de agulhinha plástica que ajuda a passar o fio dental por baixo do arco do aparelho) serão sua companhia constante. Várias vezes ao dia.

Portanto, colocar aparelho não dói. Movimentar os dentes pode ser um pouco chato sim, mas é perfeitamente suportável. O importante nessa história toda é: se você escolheu um dentista no qual confia (e “preço” é um péssimo critério), não tem com o que se preocupar. É fazer a sua parte e esperar pelos resultados… seus dentes alinhados e sua mordida saudável. Vale a pena. 🙂

Assista ao vídeo onde esclareço isso:

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Ortodontia

Marcadores:

724 comentários

  1. Dra. Coloquei aparelho ha um dia atrás, só que a dentista não colocou a borrachinha pra separar os dentes, só montou a parte superior do aparelho com os brackts e o fio, e marcou pra daqui a 15 dias voltar pra montar o da parte inferior, e certo isso? E quais os exames que precisa fazer pra dentista montar o aparelho, eu só fiz uma raspagem e os raio x. Me falaram que eu tinha que morder uma massa mole e coisa e tal, pra saber como são meus dentes e mordidas, e correto isso? Obrigada.

    1. Rafaela, via de regra o aparelho não é instalado por completo na mesma sessão. Pode levar 2 ou 3 consultas. Quem determina os exames necessários é o dentista / ortodontista que os pede.

  2. Olá Dra Ana.

    Os meus dentes são bem tortos no geral, tenho (quase) certeza que preciso usar aparelho. Mas, quando eu tinha os dentes de leite, um dente permanente começou a nascer antes do de leite cair e ele fica mais pra cima que os outros. Você acha que seria necessário extrair esse dente para colocar o aparelho?

    Muito obrigada!

    1. Lívia, depende de que dente é esse. Mas o fato dele não estar alinhado não é motivo, em si, pra extração dele. Procure um ortodontista pra avaliar.

  3. Ola Dra,

    Coloquei meu aparelho hoje, os braquetes apenas na parte de cima. Contudo, ouço tanto das pessoas que doi que estou preocupado, pois não sinto absolutamente nada, apenas um pequeno incomodo nos separadores dos dentes de trás. Poderia me ajudar respondendo se isso é normal, ou meu Dentista apenas colocou para adaptação e somente na próxima consulta ele vai apertar o fio metálico?
    Agradecido!

    Att,

    Hido Alves

    1. Hido, é assim mesmo. Algumas pessoas sentem dor, outras não sentem nada. E pode ser que, em alguma momento daqui pra frente, você sinta algum incômodo. Depende.

  4. Doutora, comecei essa saga de usar aparelho. Hoje fui colocar os separadores (doeu muito! mas sobrevivi rs). Colocou dois na parte superior direita, mas na esquerda só pôs uma borrachinha, a dentista disse que não estava conseguindo pôr, e me disse para voltar na segunda para montar o aparelho. Pode por assim, faltando espaçar dois dentes? O próximo passo já é colocar os brackets? Ah, eu posso passar o fio dental normalmente nesses espaços?

    1. Meire, se a sua dentista conseguir colocar a banda onde ela não conseguiu colocar o separador… ok. Se não, vai ter que ficar pra uma próxima consulta. Pelo que entendi, sua dentista vai colocar primeiros as bandas, depois os bráquetes… não sei se tudo isso na mesma sessão (depende do caso). Não, não passe o fio dental onde há os separadores, você vai removê-los dessa forma.

  5. Doutora Ana, coloquei separadores mas so vou tirar depois de 7 dias, mas antes de ir tirar tenho raio x marcado, pode fazer o raio x com separadores? Porque meus dentes parecem moles, tem risco de cair? To com muuita dor e medo… me ajude.

  6. Oi Dra. Ja faz quase um mês que coloquei o anel metálico na parte inferior, e ate hoje o do lado direito me incomoda, pois nem consigo mastigar direito, no entanto não encosto os dentes de cima nos de baixo, porque so encosta o molar de cima na parte do anel, isso me causa desconforto tanto no dente de cima quanto no dente de baixo que contém o anel, ja conversei com o meu dentista, ele disse q está normal, não tem o q ajustar, quando eu colocar o de cima vai melhorar. Ta certo? Será que vai melhorar?

    1. Janiele, se seu dentista diz que “não tem o que ajustar”… mas não vejo como colocar a banda em cima vá melhorar a situação.

      1. Dra. Vou tratar duas cáries quarta feira e na quinta extrair um dente. E na Quinta ainda vou fazer a radiografia. Posso fazer isso?

  7. Olá Dra, tudo bom? Então, estou com uma dúvida, eu usei o aparelho durante muitos anos, iniciei o tratamento pequeno, usei aparelhos móveis e depois o fixo, quando acabei o tratamento aos 16 anos, meus dentes estavam perfeitos a dentista que me atendia era super gente boa, quando tirei ela colocou a contenção tudo bonitinho como manda a regra, porém eu adolescente faceiro, acabei por sem querer querendo “quebrei essa contenção” na arcada inferior, quebrei por 2x comendo coisas duras, na segunda decidi que não iria mais voltar lá, contra vontade da minha mãe, enfim não coloquei, passou 3 anos quando fiz 19 percebi que apenas 1 dente o qual era sustentado pela contenção acabou entortando, hoje com 23 eu decidi colocar de novo o aparelho por esteticamente não estar mais suportando ver todos os outros dentes retinhos e só aquele bendito torto (detalhe esse bendito me rendeu uma leve retração gengival, mas não sinto sensibilidade). Minha linha média creio eu que seja perfeita pelo que vi nas fotos e pelo comentário de um dentista que fui um tempo atras fazer uma limpeza, não sinto contato desse dente torto na arcada superior, nenhum desconforto, enfim vou amanhã fazer a documentação ortodôntica, há possibilidade de fazer o uso do aparelho apenas na arcada inferior para fazer o alinhamento desse unico e teimoso dente? Ou realmente o uso será nas duas arcadas e em todos os dentes?

    1. Conrado, se realmente o seu único problema for esse dente desalinhado, nem é preciso instalar o aparelho em cima e embaixo. Depende da avaliação do ortodontista.

  8. Coloquei aparelho embaixo tem dois dias, e ta sensível, dolorido, mas tem uma coisa que em cima não teve, parece que “coça” a raiz, gengiva sei la, ai melhora quando mordo algo… é normal?? O.o

    1. Vania, sim. Provavelmente é por um pequeno processo inflamatório causado pela movimentação do dente dentro do osso, o que é esperado.

  9. Coloquei o aparelho ha dois meses, sendo somente na parte superior, agora q a dentista colocou o anel ta incomodando muito, cortando minha língua, mas ela não ligou o arame do anel, estou com dúvidas se está certo, se vai atrasar o tratamento e como evitar arranhar a língua…

  10. Leio bastante o seu blog e quero te parabenizar pela atenção disponibilidade de sanar as dúvidas de todos!
    Coloquei o aparelho há 3 meses, somente o superior, dia 11 coloquei o separador e dia 17 fui tirá-lo para colocar as bandas. Faz dois dias que coloquei as bandas e tenho a sensação que os meus dentes estão “moles” e dói um pouco na hora de mastigar, isso é normal?
    Coloquei o aparelho ortodôntico para corrigir diastema entre os incisivos laterais e os caninos, quando fiz a documentação soube que tenho mordida profunda, gostaria de saber quanto tempo de tratamento em média pra esse tipo de caso?
    Tenho o hábito de fotografar os meus dentes sempre que faço a manutenção pra fazer uma comparação, e às vezes tenho a impressão de que eles já estão se mexendo, só que não “pra melhor”, estão separando um pouco e acredito que a minha mordida não está tão “harmônica” quanto antes, queria saber se isso é uma etapa da reestruturação dos dentes, eles estão iniciando os movimentos pra depois ficar mais harmonioso?
    Desculpa pela quantidade de perguntas, é porque gosto de ouvir a opinião de outro dentista, apesar de confiar bastante do meu ortodontista!

    1. Carolina, sim, é esperado algum incômodo e a sensação de mobilidade dentária. Afinal, seu dentes já estão se movimentando. Sim, durante o tratamento ortodôntico, em certas fases, os dentes podem parecer “bagunçados”, mais tortos que no início… mas isso é passageiro e será resolvido até a remoção do aparelho. Difícil dizer ao certo quanto tempo levaria o seu tratamento só com base no seu relato, mas a maioria dos tratamento ortodônticos leva mais ou menos 2 anos. Depende do caso.

  11. Coloquei o meu ontem e não consegui dormir e nem comer nada sólido, e tenho que tomar analgésicos pra amenizar a dor, além de ter odiado a aparência. Tomara que isso passe logo. Só consigo pensar que no final o resultado vai fazer valer a pena, eu espero!

    1. Em mais ou menos 1 semana você já deve estar habituada ao uso do aparelho, Ellen. Até com a aparência você vai se acostumar, e você vai ver, o tempo passa muito rápido.

      1. Dra., coloquei meu aparelho na quarta feira, colocou so 9 pecas na parte de cima, sai do consultorio descolou peças, voltei la ela colou, quando foi ontem soltou outra, eu estava com duas na boca soltas, ficou uma e hj fui la, na cadeira de recepcao ela tirou este q tava e soltou, q eh o ultimo do lado esquerdo, cortou o arame e mandou eu vim embora, estou com 8 pecinhas na boca, sendo q uma esta solta, ela falou q eh normal soltar, so se soltar mais q 2 pecinhas ai preciso voltar la, caso contrario isso aguenta ate dia 30/06, to com medo pq nao me colocou separadores, nao me fala quando vou por, e nem quando vou terminar de por na parte de cima, me ajuda se isso esta correto, to quase desistindo disso, ja pegando minha documentacao q fiz recentemente.

        1. Julia, ou você confia na sua dentista ou não confia. O aparelho nem sempre é instalado por completo na mesma sessão, depende do caso. E peças descolam às vezes mesmo, embora isso não deva acontecer tão regularmente. Enfim… decida se você confia ou não. Se não confia, é seu direito procurar outro dentista (não estou dizendo que eu acho que você deve fazer isso, mas que você pode fazer, se quiser).

  12. Olá amigos, sou de Colinas do Tocantins, vim aqui pra falar pra vocês que Técnicos fazer manutenção em aparelhos dentários e crime, denuncie se souber de algum causo por aí, quero relatar a vocês e pedir ajuda pra punir um Consultório Do Doutor ***, ele terceiriza uma dentista pra cuidar da parte dos tratamentos de aparelho dentário, o problema é que essa dentista, doutora *** leva com ela uma técnica e fala pra seu paciente que ele é dentista, dessa forma a técnica realiza manutenção nos aparelhos dentários colocando em risco o tratamento, e sem contar os próprios dentes, pois manutenção mal feita ou feita por Técnicos pode arriscar o esmalte do dente ou nem surtir efeito.

    1. Horta, não é BEM assim. Um técnico (TSB, técnico em saúde bucal) pode atender o paciente, sim, desde que sob supervisão direta do dentista / ortodontista. Claro que não se pode dizer para o paciente que o técnico é dentista, porque não é, isso é errado. No mais, você tem toda razão, o atendimento por pessoas não capacitadas (dentista ou TSB sob supervisão do dentista) é perigoso e pode causar sérios danos à saúde.

  13. Olá Doutora, coloquei aparelho na parte de baixo e junto fui colocado os separadores, isso fez que tres dias meus dentes doessem muito e os separadores tbm doessem muito, fez com que nada macio eu pudesse mastigar, isso é normal? Outra coisa tbm é que sinto dor e travamento na mandibula e na lingua, é devido a uso do aparelho que ta acontecendo isso?
    Me ajuda por favor…

    1. Amanda, sim, os separadores podem incomodar bastante. A boa notícia é que, com a remoção deles pra colocação das bandas, o alívio é praticamente imediato. Você já sentia esse “travamento” na mandíbula e língua antes? Se não, pode até ter a ver com o aparelho, mas creio ser mais um incômodo inicial do que algo realmente relevante.

  14. Dra. Boa noite!
    Coloquei os brackts hoje, e fiz extração de dois dentes.
    Mas não coloquei o arame.
    É normal ser colocado os bracktes sem colocar o arame? Pq eu pensei que seria feito somente a extração e depois os bracktes seriam colados juntamente com o arame.

    Me tira essa dúvida, por favor!

    1. Rafael, sem o arco os dentes não se movimentam. Mas talvez seja essa mesmo a ideia do seu dentista, ele pode ter “antecipado” a colagem dos bráquetes pra ganhar tempo, e pretende começar a movimentação dos dentes apenas na próxima consulta.

  15. Eu estava “apavorado” para por aparelho… Coloquei ontem, e por incrível que pareça, não senti dor em nenhuma etapa!

    Acho que o pior até agora foi as borrachinhas separadoras que foram postas 2 dias antes… Não que tenha doido, mas que se tivesse que escolher algo, seria elas!

    É super tranquilo.. Coloquei tudo em um dia, em cima e em baixo…

    A única parte chata do tratamento é a hora da alimentação. Realmente incomoda muito… Estou mastigando apenas com os dentes do fundo de cima e a lingua pressionando eles rsrsrs, mas sei que é por alguns dias!

    Quem tá com receio de por porque vai doer, pode ir sem medo! Palavras de alguém que ficou anos sem ir no dentista de tanto medo que tinha kkkk
    E como nunca posso esquecer de falar: tudo isso com a força que tive ao ler essa obra maravilhosa da Dra. Ana!

    1. <3 <3 <3

      Eu também já usei aparelho e, na minha opinião de paciente, o que mais incomoda são os separadores, mesmo. Daqui a uma semana você já estará habituado ao aparelho, e aí, vida "quase" normal. :)

  16. Oi, entao, me ajuda, coloquei meu aparelho hoje e eu não aguento MAIS!! Coloquei na parte de baixo só, e não aguento MAIS meu Deus, minha boca está cortada!! Tem algo que alivia a dor? Isso é só agora ou vai ficar assim para o resto do tratamento? Me responde por favor!!!

  17. Olá tenho 12 anos, do lado de cima: como o caso da Lidiane, um dos meus dentes de vampiro são mais pra cima, o resto de leite é separado (com falhas).
    Embaixo: os meus 2 da frente são um pouco pra dentro e bem unidos.

    1. Raíssa, esses são problemas que podem ser corrigidos com aparelho ortodôntico. Como você ainda tem dentes de leite, o ideal seria aguardar que eles caíssem e nascessem os permanentes pra usar aparelho. De qualquer forma, sugiro uma avaliaçao JÁ com um ortodontista, pra ele orientar você e seus pais a respeito.

  18. Doutora, tenho dois dentes de cima montados, são os famosos dentes “vampiros”, não é tão montado assim, eles não aparecem normalmente, só quando eu dou risada, porém, eu consegui arrancar o que estava embaixo dos dois, ou seja, eles estão como dentes normais, mas estão muito lá em cima da gengiva. A senhora acha que quando for colocar aparelho vai ser como os outros, com um incomodo normal, ou vai doer mais? É o mesmo procedimento?

    1. É o mesmo procedimento, Lidiane. Como esses caninos estão mais desalinhados que os outros, serão mais “puxados”… e isso pode deixá-los mais doloridos, sim. Mas nada que você não tire de letra. 😉

  19. Olá Dra, coloquei aparelho tem 1 mês e meu ortodontista disse que não vai colocar a banda metálica porque ele não coloca em paciente nenhum devido a má higienização de seus pacientes. Será que isso é correto? Será que não vai prejudicar o resultado?
    Outra coisa, ela colocou a parte de cima primeiro e disse que vai demorar um pouco pra colocar os de baixo porque minha mordida é sobreposta, só que tô percebendo que meus dentes de cima estão se espaçando demais. Isso é normal?
    Obrigado.

    1. Rodrigo, é o ortodontista quem decide que dispositivos usar, nem sempre se usam bandas, mesmo. E o espaçamento dos dentes de cima pode ser normal, sim. O que importa é que isso seja corrigido até o fim do tratamento ortodôntico.

  20. Dói sim!! Coloquei há dois dias e estou sentindo uma dor infernal, não consigo encostar os meus dentes superiores que estão com o aparelho, nos inferiores. Já tive aparelho mas nunca senti tanta dor assim 🙁

    1. Dói não! A colocação do aparelho não dói nada. A dor que você sente é da movimentação inicial dos dentes, essa, sim, prevista e esperada, como explico no texto. Você pode tomar um analgésico… converse com o seu dentista.

  21. Dra. Eu tenho dois dentes extraídos, um na parte inferior, no lado direito e outro na parte superior do lado esquerdo. Queria saber se isso gera algum empecilho para eu usar aparelho, sendo que eu necessito por ter alguns dentes tortos. Obrigado, desde já!

  22. Dra, eu coloquei uma coroa há algum tempo, porém, vou precisar usar aparelho para para ajustar a posição dos meus dentes. O uso do aparelho e a correção dos dentes pode ser atrapalhado pela coroa?

  23. olá doutora,
    Minha filha pos o separador e sua dentista mandou ela ir na outra semana por as peças, mas… ela reclama muito de dor naquelas áreas e só consegue comer com os dentes dá frente… não mastiga direito… isso é normal?

    1. Elenise, os separadores incomodam bastante, mesmo. A boa notícia é que, com a remoção, o alívio é imediato e ela vai poder mastigar normalmente.

  24. Doutora,
    Primeiramente, parabéns pela iniciativa! Desconheço página tão informativa com relação à saúde bucal como a da senhora.

    Escrevo-lhe, na verdade, pelo seguinte: estou em tratamento ortodôntico, com um aparelho do tipo autoligado, já há sete meses. Na arcada superior, praticamente, não há desalinhamento, senão pelos dentes do fundo; na inferior, porém, todos os da frente são bem apinhados, o que me levou a procurar um especialista.

    Até então, apesar de certo desconforto, eu não havia sentido nada que me pusesse alerta. Explico-lhe o caso: há uma semana, um dos dentes da frente da arcada superior esteve bastante sensível, tanto que até contato com o mormaço dos últimos dias me incomodava. Fui, então, ao dentista, que, por não ter constatado nenhuma anormalidade na superfície do dente, recorreu a uma radiografia, a qual apontou, no início da raiz, uma mancha quase imperceptível. Segundo ele, poderia ser uma simples inflamação, geralmente associada a algum trauma sofrido na infância (do qual nem eu nem meus pais nos recordamos) ou uma necrose, que me levaria a ter que tratar o canal dele.
    Perguntei se não existiria a possibilidade de isso ter surgido em decorrência do torque do aparelho, ao que ele, veementemente, respondeu que não.

    Pois bem. Tomei Nimesulida por três dias, anti-inflamatório que parece ter surtido efeito, mas, dois dias depois, um dos dentes da frente da arcada inferior começou a doer também quando em contato com líquidos. De acordo com ele, devo evitar bebidas geladas e alimentos ácidos, mas minha rotina não inclui nada do tipo.

    O que mais me assusta, doutora, é, talvez, em se confirmando o papel de réu exercido pelo aparelho, a possibilidade de eu precisar tratar “um milhão” de canais, já que meu tratamento vai durar pelo menos dois anos e meio.
    De maneira a preservar a integridade e a vitalidade das raízes e dos demais membros dos meus dentes, estou pensando seriamente em parar no meio do caminho.

    O que a senhora me diria, me aconselharia a fazer?

    Abraço,
    Daniel W.

    1. Daniel, obrigada. 🙂

      Eu não diria veementemente que a força exercida pelo aparelho não possa ter colaborado para o problema… mas sinceramente, acho que não. Pra que isso acontecesse, a força teria que ser muito grande e mal aplicada (a força ortodôntica é leve e controlada), e você disse que seus dentes superiores não praticamente alinhados, então a força que seu dente anterior superior recebeu não pode ter sido assim tão grande. Creio que a dor que você se sente nesses dentes seja um processo inflamatório sim, mas acho que é um problema passageiro.

  25. Dra. é assim, eu ja fiz a documentaçao, ela ja avaliou e tals, pediu para que eu voltasse na quarta, so que tenho dois dentes de leite, so que estou com 16 anos e tem outro, eles ainda nao cairam, terei de arrancar? E se arrancar possso no mesmo dia colocar o aparelho?

    1. Taynara, provavelmente eles serão extraídos. Sim, é possível fazer as extrações e colocar o aparelho no mesmo dia, depende do que a sua dentista pretende.

  26. Olá dra!
    Já uso aparelho ha mais de 1 ano, ha uns 3 dias eu coloquei mais 4 anéis/bandas, totalizando 8, os dentes de trás doem muito, nem consigo comer e tal, mas já até me acostumei, sei que ficará assim por um tempo, só que em um dente final, a gengiva dói muito, será que o anel/banda entrou demais ? É normal? Vai passar?

  27. Olá doutora, tudo bem ?? Eu estou com uma grande dúvida: há quase 3 meses eu coloquei o aparelho autoligado… Até então o resultado foi maravilhoso ! Mais do que eu esperava até. Porém, na parte de baixo tem apenas quase 2 meses que eu uso aparelho e, meus dentes eram super tortos. Eles alinharam super rápido e percebi que um dos dentes de baixo começou a tipo se separar, ao invés de se juntarem todos… Enfim, eu gostaria de saber se isso é normal, e se não, o porquê talvez tenha ocorrido (se você puder me dizer sem me avaliar, é claro). Agradeço desde já. Bjooosss !

    1. Isso é bem comum, Mariana. O tratamento ortodôntico tem várias fases e, em algumas delas, os dentes parecem entortar mais em vez de desentortarem… pode, também, surgir espaços indesejados entre eles. Mas tudo isso é passageiro e será corrigido até o fim do tratamento, pode ficar tranquila.

  28. Olá doutora.
    Minha dúvida é referente a remoção do aparelho. Depois de 2 anos e meio estou em fase de “tirar o aparelho”. Minha ortodontista removeu as bandas inferiores ha 1 semana e 4 dias e desde então eu não tenho conseguido comer de tanta dor. Retornei 4 dias após a remoção por conta das dores e ela me receitou Nimesulida, disse que havia uma inflamação nas gengivas onde estavam as bandas. Porém, mesmo após o tratamento de 5 dias com anti-inflamatórios a dor não passou. Vejo que as gengivas estão melhores após o tratamento, porém ao mastigar a dor é quase insuportável.
    Poderia me esclarecer se é comum esse tipo de complicação após a remoção das bandas? Devo solicitar um raio x a minha ortodontista?
    Obrigada

    1. Isso não é comum, Adriana… a dor geralmente ocorre na colocação das bandas, na na remoção delas. Mas se a dor é à mastigação, o problema pode ser nos dentes, e não na gengiva. Não acho que você precise solicitar uma radiografia, se sua dentista achar necessário, ela vai pedir ou fazer.

      1. Doutora, notei que na verdade a dor é causada quando algum alimento entra no vão deixado pela banda entre o primeiro e o segundo molar, tanto do lado direito quanto do esquerdo. A gengiva e os dentes em si não doem. Lembrei também que ao remover as bandas houve um pouco de sangramento. Estou dando o máximo de atenção a higienização desse espaço, mas a dor persiste. Será um machucado comum?
        Se soubesse que seria assim teria ficado com as bandas… rs.
        Obrigada.

        1. Então é um fator local mesmo, Adriana. Não é infecção, inflamação ou algo assim. O problema é que, se espaço continuar aí, você vai sempre ter esse incômodo. Geralmente, com a remoção das bandas, o espaço se fecha. Se isso não acontecer, converse com o seu dentista.

  29. Olá dra…
    Iniciei um tratamento ortodontico e pesquisei muito antes de “entregar” meus dentes para um profissional… A questão é que eu tenho muito receio e desconfiança de preços muito acessíveis, mas ainda assim, iniciei o tratamento numa clínica a qual recebi recomendação. Fiz avaliação, os raios-x, limpeza, tudo no mesmo dia e inclusive coloquei o aparelho ortodontico no mesmo dia! (E somente a parte superior, até os dentes caninos – Acredito que o resto venha ser posto depois). A dúvida é: esse tipo de procedimento está correto? (Colocação somente de uma parte do aparelho e depois que vem os separadores e nao sei ainda quando será posto o inferior)
    P.S.: Vi o post sobre a colocação do aparelho e como nao vi “semelhança” no procedimento (nao sei se depende de cada caso) acabei me preocupando e perguntando, espero q possa responder.

    Obrigada.

    P.S.: Esqueci de comentar algo que me assustou um pouco também… o fato de ter feito a colocação do aparelho no mesmo dia dos exames. É possível isso? Não tem que haver um “estudo” antes pra ver se tem que extrair algum dente pra dar espaço, por exemplo?

    Grata novamente.

    1. Lai, nem sempre – quase nunca, eu diria – todas as partes do aparelho são instaladas no mesmo dia. Isso porque a consula acabaria sendo muito longa e desconfortável tanto para o paciente quanto para o dentista. Muitas vezes o ortodontista instala só a parte de cima e deixa a de baixo para uma segunda sessão, e as bandas para um terceira. Varia.

      Sim, é possível fazer os exames e colocar o aparelho no mesmo dia, embora não seja o mais comum. Desde que seu dentista tenha olhado os exames antes de instalar o aparelho, em princípio, ok. Imagino que ele ainda vai estudar com mais tempo os seus exames, isso é essencial para o bom andamento do tratamento.

      1. Oi Dra,

        Aproveitar para agradecer suas dicas e posts, sempre que dá eu leio (afinal são tantos! rs) e vez ou outra também deixo minhas dúvidas… É uma prestação de serviço esse tempinho que vc dedica ao blog de forma voluntária (o que é mais legal também, demonstra que gosta do que faz e tá sempre disposta a ajudar de alguma forma).
        Enfim, sobre a questão acima, agradeço (eu tava realmente preocupada!) e vou esperar até a próxima consulta para perguntar ao dentista todas essas questões.

        Obrigada.

  30. Dra., estou encontrando problemas com a minha dentista com horários, pois moro fora e os nossos horários nao coincidem. Essa semana parece q vai dar certo mas só coloquei o separador hoje, e ja vou la amanhã pra colocar a banda, sera q da tempo de separar ou é perda de tempo?

  31. Boa tarde, tenho um tubo num dente restaurado, na hora de tirar existe possibilidade do dente partir? A antiga dentista disse que iria ficar mais fraco que os outros, mas o novo colocou ao tubo na mesma.
    Obrigada.

    1. Maria, não, fique tranquila. O dentista tem como remover o tubo sem colocar forças desnecessárias sobre o dente.

      1. Como foi restaurado ficou um pouco menor, pois o problema que teve foi uma cárie, e a massa ficou mais baixa, logo a largura e altura do tubo “preenchem” todo o dente, parece que nem se nota onde acaba o dente e começa a resina, mesmo assim posso ficar tranquila?

        1. Em princípio, sem problemas. Na dúvida, chame a atenção do seu dentista para o fato na próxima consulta e peça que ele verifique se está tudo ok.

  32. Doutora, coloquei meu aparelho há menos de uma semana. É um retratamento, pois há 20 anos fiz um tratamento que me causou instabilidade nos molares e a mordida não ficou boa. Agora voltei a colocar, confio na ortodontista, mas tive muitas dores de cabeça e senti um dos molares a sair mais ainda. Estou muito preocupada, porque faço fisioterapia anual para manter a cervical e os trapézios sem contratura e talvez tenha esquecido que mexer nos dentes pode piorar isso. Se retirar o aparelho agora, os dentes voltam ao lugar de antes? Talvez seja melhor deixar tudo como estava antes…

    1. Sandra, se você remover o aparelho agora, sim, os dentes devem voltar ao o que eram antes da instalação do aparelho. Mas antes de tomar essa decisão, converse com a ortodontista sobre as possibilidades e os benefícios do tratamento.

  33. Olá, coloquei aparelho ha pouco tempo, e parece que minha mordida ta torta, e doi muito ,fica apertando MT, e descolaram algumas pecinhas… é normal tudo isso?

    1. Andresa, essas coisas são normais, sim, dada a situação. Quanto aos bráquetes descolando, tome cuidado com o que você come, procure evitar alimentos muito duros, pedaços grandes, comidas pegajosas, etc..

  34. Olá, boa noite Dra.
    Coloquei o aparelho na parte inferior hoje e estou com alguns incômodos, o meu tem um fio na parte de trás do dente, quase embaixo da língua, e ele tá tirando meu sossego, não é dor por enquanto, é incômodo mesmo, a língua fica batendo nele na hora de mastigar, é horrível, a lateral da língua tá até machucada de tanto roçar nele, perguntei aos meus amigos que já usaram aparelho e nenhum deles teve esse fio por trás, pra que serve? Ele fica até o fim do tratamento?
    Outra coisa que senti dificuldade na mastigação foi por causa dos molares, parece que eles estão desnivelados, um mais baixo que outro, não sei explicar ao certo, aí não consigo mastigar direito fragmentos menores, o que pode ser isso? Antes não era assim. E a parte interna da bochecha tá machucada nos dois lados pq mordo sem querer na mastigação, não é o braquete que tá machucando é o dente mesmo nas mordidas, comer de boca fechada tá bem dífícil. Confesso que já pensei até em desistir 🙁
    Agradeço se puder me ajudar com algumas dessas dúvidas!!

    1. Tâmara, todos esses incômodos que você relata são esperados. O período de adaptação do uso do aparelho é assim mesmo, dá vontade de desistir… mas em 1 ou 2 semanas você estará adaptada. Não consegui identificar pela sua descrição o que é o “fio atrás do dente” que você relata, pode ser várias coisas. Mas não fique comparando o seu aparelho com o dos seus amigos, cada tratamento é diferente e usa dispositivos diferentes. O desnivelamento que você diz ter é esperado, afinal de contas os seus dentes já estão se movimentando… então sua mordida vai parecer “bagunçada” por um tempo, faz parte do tratamento.

  35. Olá Dra. Meus dentes são muito frágeis, as vezes eu mordo algo e parece que ele vai ficar mole, tenho muito medo de colocar aparelho porque tenho medo que algum dente caia.

    1. Alan, procure um dentista especialista em gengiva (periodontista) pra avaliar. Se ele liberar – e houver necessidade -, você pode colocar aparelho, sim.

  36. Ana, bom dia !

    Não tenho nenhuma dúvida.
    Só queria parabenizá-la pelo excelente trabalho.
    Já tive oportunidade de esclarecer umas dúvidas aqui com você antes colocar o aparelho.

    E colocar aparelho é uma decisão difícil, principalmente aos 20 anos de idade e no ano da formatura da faculdade rsrs’. Mas é como digo a minha dentista, temos que nos preparar psicologicamente. E eu me preparei!

    E poder contar com a ajuda de profissionais como você é de extrema importância.

    Parabéns!

  37. Existe algum recurso que recupere um dente que teve a raiz quebrada? Outra duvida é se um dente infeccionado pega anestesia caso seja necessário extrair.

    1. Depende do local da fratura, Lia. Se for bem no meio da raiz, a indicação costuma ser extração, mesmo. Se for no começo ou no final dela, pode haver tratamento, é questão do dentista avaliar. Quanto à anestesia, se a gengiva estiver muito inflamada / infeccionada, a “acidez” do tecido fica alterada, por isso a anestesia pode não funcionar. Aí é melhor tratar antes com medicamentos e depois, com a infecção controlada, fazer a extração.

  38. Vi no you tube uma reportagem sobre implante guiado, o titulo era “implante sem corte”. Li tambem que a recuperaçao é bem mais rapida que o implante tradicional, pois se volta ao trabalho no mesmo dia. Conversei com o dentista sobre a possibilidade de fazer esse tipo de implante guiado, mas ele afirmou que não é nada disso, que tudo nao passa de propaganda. E entao me pergunto: onde está a verdade?
    Será que ele tem razao ou é porque é necessário um determinado tipo de equipamento e/ou uma tecnica em especial?

    1. Ana, a cirurgia guiada de implante é uma realidade, porém não se aplica a todo caso. Basicamente, o implantodontista planeja a cirurgia em 3D, a partir de uma tomografia, e confecciona um guia cirúrgico, que é como um “gabarito”, que vai especificar a posição exata em que o implante será instalado. Pra isso, o paciente precisa ter condições ósseas ideais (a maioria não tem e precisa de enxerto ósseo). Não é todo implantodontista que trabalha com a técnica, é uma técnica mais cara e o cirurgião fica dependendo da qualidade do planejamento virtual. Mas quando tudo está ok, funciona? Funciona. 🙂

  39. Ola, eu tenho 13 anos e quero colocar aparelho, mas tenho medo que doa muito. Eu queria um ate que me ajudasse e me ensinasse tudo sobre aparelho. Eu tenho medo de rir com os dentes tortos, e eu preciso colocar.

    1. Maelen, você leu o texto? Acho que aí há bastante coisa que pode ajudar você a compreender a questão do aparelho (como é feito, se dói a colocação – e não dói, etc.). TUDO sobre aparelho fica difícil, nem eu não sei, aí você teria que cursar Odontologia e se especializar em ortodontia. 🙂

      Peça pra um responsável acompanhar você a um ortodontista pra fazer uma avaliação.

  40. Tenho 62 anos. Procurei um ortodontista para saber se seria possivel com o uso do aparelho mover os tres ultimos molares para preencher o espaco quando da retirada do primeiro molar (um molar de cada lado da arcada superior), pois tenho medo de implante. Ele respondeu que poderia tentar mas que haveria a possibilidade de detonar os dentes, principalmente os da frente (que sao perfeitos) e que seria tirado radiografias mensalmente. Pergunto: é possivel realmente isso de detonar, pois ele afirma que o uso do aparelho ortodontico desgasta, chegando a destuir a raiz dos dentes. O uso de tanto rx nao é prejudicial à saúde?

    1. Julia, não é BEM assim…

      A movimentação ortodôntica pode causar reabsorção de raiz? Pode. Mas isso é uma exceção, não a regra. Aplicada a força certa, a chance disso acontecer e mínima. Eu acho, sinceramente, que o ortodontista disse isso pra desencorajar você a tentar, porque essa é uma movimentação meio complicada, que nem sempre dá certo. Eu falo sobre isso aqui –> https://medodedentista.com.br/2014/11/e-possivel-puxar-os-sisos-para-frente.html

      Quanto à necessidade de acompanhamento radiográfico, não acho que seria “tanto rx”, tudo depende da relação custo-benefício para o paciente… se precisa, precisa. A dose recebida nesse tipo de radiografia é baixíssima, você teria que fazer centenas de radiografias pra que houvesse implicações mais sérias. Eu falo sobre isso aqui –> https://medodedentista.com.br/2012/05/raio-x-faz-mal.html

  41. OIE, ESTOU DESESPERADA, COLOQUEI MEU APARELHO HJ MAS O DENTISTA NAO FEZ MEU MOLDE NEM QUALQUER EXAME, ELE COLOCOU SO NA PARTE DE CIMA DOS DENTES E PEDIU APENAS UM RAIO X, Q EH PRA EU FAZER DAQUI A 5 DIAS, GOSTARIA DE SABER SE ESTA CORRETO OU DEVO PROCURAR UM OUTRO DENTISTA. AGUARDO RESPOSTA.

  42. Ola doutora, coloquei meu aparelho faz exatamente uma semana, ainda sinto dor, não consigo encostar a parte de baixo na de cima. Sinto q meu dente esta mole quando sugo e se move pra dentro, quando assopro se movem para fora, parece estar mole o que eu faço????

    1. Jéssica, entre em contato com o seu dentista / ortodontista e relate esses sintomas. Em princípio, essa sensação de dentes moles é algo esperado e sem maiores consequências, sinal de que o aparelho está movimentando os dentes.

  43. Ola doutora Ana!
    Estou usando separadores ha uns dois dias nos dentes de cima, porem hj quando acordei um deles tinha caido, eu preciso voltar la para o doutor colocar de novo? Desde ja agradeço 🙂

  44. Coloquei ha 2 dias, sinto dores fortes, tenho febre alta, desde que coloquei não consegui sair de casa. Estou só no liquido, a dor é imensa e já penso em desistir, estou com a borrachinha de separação. Nunca imaginei que seria tão desgastante colocar um aparelho.

    1. Kamilla, você está só com os separadores ou já instalou o resto do aparelho? De qualquer forma: febre alta não é um sintoma comum após a instalação do aparelho… é preciso investigar isso melhor. Pode estar acontecendo alguma infecção em paralelo. Converse com o seu dentista.

  45. Estou sim doutora, usando o arco a banda e os braquetes, mas nao sinto aquela dor que falam q eh insuportavel, doi qdo encosto os dentes de cima com o de baixo, doi mas bem pouco msm, e qdo vou comer doi mas pouco tbm. Fora isso nao sinto nd, p escovar os dentes eh super de boa. Sera q ela nao apertou ainda. Vou voltar dia 11/03.

    1. Tá tudo dentro do normal, é assim mesmo, Bruna. Tem gente que exagera quando conta suas experiências com o aparelho, e cada pessoa sente de forma diferente. Pode ficar tranquila, “morrer” de dor não é sinal de que o aparelho está funcionando mais ou funcionando menos.

  46. Ola, doutora coloquei o aparelho ontem as 15:00 mas ate agora nao sinto dor, por que sera?
    Somente a parte da bochecha que incomoda bem pouco, minha dentista tbm nao colocou aquelas borrachinhas coloridas.

  47. Bom dia doutora,

    Ontem coloquei o bentido aparelho, meus dentes não eram ridiculamente tortos mas queria um sorriso perfeito (que arrependimento), não esta machucando minha gengiva ou coisa do tipo, porém não consigo comer nada! Esta doendo muito! Não tem banda! É normal? O braquete foi colado em cima de um dente provisório, gostaria de saber se isso também é normal, como a dor ?!

    ME AJUDAAA ! Rs

    1. Wellington, é algo esperado, sim. Seus dentes já estão se movimentando, por isso o desconforto. Os 2 primeiros dias são os piores, mas a dor vai diminuindo no decorrer da primeira semana, quando você já deverá estar adaptado. De qualquer forma, você pode tomar um analgésico, não precisa ficar sentindo dor. E sim, é comum que sejam colados bráquetes em coroas provisórias, quando o aparelho for removido, faz-se a coroa definitiva.

  48. Olá doutora Ana, primeiramente devo-lhe parabenizar pelo seu blog, é muito bem explicado! Eu gostaria de tirar uma dúvida, minha dentista disse que eu tenho que colocar aparelho, ela me passou vários exames e vou pega-los agora dia 23/01 (13 dias de espera para os exames ficarem prontos) e dia 24/01 vou levar os exames para a dentista, no dia 24 mesmo vou por o aparelho ou vou ter que esperar mais tempo? E se eu esperar, quanto tempo mais ou menos devo esperar até ela ver os exames? Beijos, aguardo a resposta!

    1. Andreza, depende mais da agenda da sua dentista do que de outra coisa. O aparelho pode ser instalado até no dia da entrega da documentação, se estiver tudo ok. Se não for instalado, é questão de vocês agendarem uma data.

  49. Doutora, boa tarde!

    Olha, eu vou fazer um ano que estou usando aparelho e meu dentista nunca falou se eu ia usar a ligar, eu quero saber quando ele vai me falar, se vou precisar ou ñ?

    1. Claricia, não entendi sua pergunta… o que você quer saber se vai usar? O que seria “a ligar”? De qualquer forma: cada tratamento ortodôntico é diferente, não é porque uma pessoa usou um tipo de elástico ou de mola que outra pessoa também vai usar.

  50. Doutora, tenho um dente encavalado (fora do lugar) na parte superior, esse dente fica atras dos dentes inferiores, pois tenho os dentes superiores mais a frente do q os inferiores, tenho outro dente superior da parte de tras q nunca esteve mole, mas percebi q tem um pontinha de dente saindo mais a frente dele, tenho outro dente proximo ao encavalado q esta furado, e outro na parte inferior q está começando a furar, tem alguma hipotese de como meu dentista possa fazer o tratamento… e se o dente q nunca esteve mole mais ta saindo outro por de baixo dele possa ser um problema ou outra coisa?? Aguardo a resposta, obg…

    1. Matheus, para alinhar o dente “encavalado” há indicação de aparelho ortodôntico, mas antes de colocar aparelho é preciso resolver a parte clínica: restaurar seus dentes cariados e verificar a necessidade de qualquer outro tratamento. Não sei sua idade, mas uma radiografia vai mostrar o porquê do seu dente estar mole, provavelmente ele é de leite e a “pontinha” que você vê é do permanente. Enfim: procure um dentista e faça uma avaliação.

  51. Doutora, uso aparelho ha um mês. Minha ortodontista pediu pra q eu optasse entre bandar ou colar o tubo. Por uma questao estética, estou pensando em colar o tubo diretamente no dente, mas ela me explicou que, dessa forma (sem a banda) é mais fácil quebrar a peça durante as mastigações. O q você acha? É muito comum quebrar o tubo se ele não for fixado na banda?

    1. Luisa, é muito mais fácil do tudo colado diretamente no dente se soltar. O tubo soldado na banda é mais seguro, mas cada caso é um caso. Eu acho que a melhor pessoa pra decidir por uma coisa ou outra, considerando a sua situação em específico, é a sua ortodontista.

  52. Olá, eu fiz a minha 2a manutenção ontem e a ortodontista só fez completar o aparelho da parte de cima com mais dois brakets, ainda ficou sobrando os dois últimos dentes, e trocou o fio. A parte de baixo ainda não tem nada, já deveria ter colocado ou é assim mesmo? E é normal os dentes não doerem mais a partir da segunda manutenção?
    Aguardando…

    1. Izabella, geralmente não se instala o aparelho todo numa sessão só. Os últimos dentes, se forem os segundos molares ou os sisos, via de regra nem entram no tratamento ortodôntico, portanto não vai nada (nem bandas nem bráquetes) neles. Mas cada caso é um caso, depende do plano de tratamento que sua ortodontista fez. Nem todo mundo sente dor na instalação do aparelho ou nas consultas mensais, isso varia de pessoa pra pessoa.

  53. Coloquei aparelho tem 5 dias, e minha gengiva ficou de um lado só dormente e começaram encostar no aparelho. Será que não me adaptei ao aparelho tenho q voltar ao dentista antes da manutenção?

    1. Amanda, isso é hiperplasia gengival, provavelmente estimulada por placa bacteriana. Procure escovar MUITO BEM os dentes e o aparelho, mesmo que haja sangramento, a gengiva deve regredir. Se achar necessário, entre em contato antes do dia marcado com o seu dentista.

  54. Ola doutora, vou colocar aparelho, ja fiz os exames, mas ser for obrigado extrair dentes posso colocar o aparelho no mesmo dia ? Porque a minha dentista so vem 1 vez no mes, porque nao mora aqui, ai ser for preciso extrair algum dente e nao puder colocar no mesmo dia vou ter que esperar infelizmente mais um mes, aguardo resposta, bjs

    Ah, e tenho 16 anos, mas so tenho os dentes da frente da parte superior e inferior que são permanentes porque o restante são de leite.

    1. Helen, até dá. Mas não aconselho, seria uma sessão muito longa, desconfortável pra você e pra dentista. Além disso, você teria que enfrentar o pós-operatório e a semana de adaptação de uso do aparelho de uma vez só… acho “sofrido” e desnecessário. Converse com a sua dentista.

  55. Bom dia doutora, coloquei aparelho inferior ontem, após 3 meses com o superior, percebi que meus dentes superiores da frente encostam nos brakets de baixo, isso é normal? Outra coisa, minha parte inferior da arcada é mais para trás do que a superior, terei que usar as borrachinhas laterais para conseguir trazer a parte inferior para frente? Obrigada.

    1. Rochele, se você tem mordida profunda e é retrognata (a parte de baixo é mais para trás que a de cima), pode acontecer dos dentes de cima encostarem nos bráquetes de baixo em algum momento. Se estiver atrapalhando para morder e mastigar, converse com o seu dentista. Quantos aos elásticos nas laterais, é provável que você use.

  56. Olá! Bom, hoje coloquei os separadores no meu dente, e é sério, estou com uma vontade de comer algo, pena que quando vou comer meus dentes doem… Doutora, dizem que os separadores é os que mais incomodam, porém vi que a banda dói bem mais que o separador, isso é verdade? Estou com um frio na barriga, pois vou colocar a banda na próxima sexta-feira, e estou com medo de doer bastante. 🙁

    1. Guilherme, cada pessoa “enfrenta” de forma diferente a colocação do aparelho… mas, de forma geral, eu diria que o que mais incomoda são os separadores, mesmo. E falo como dentista e como paciente, já estive dos dois lados 😉 . Não, não é verdade que a banda dói, se ela estiver bem adaptada ao dente não tem razão nenhuma pra incomodar ou doer.

  57. Boa tarde?

    Faço tratamento em Bauru, fiz um enxerto osseo e voltei após 3 meses ao dentista, ela disse que meu osso ainda nao estava formado como deveria, mas msm assim eles fizeram todos os procedimento como molde, fotos e tals para eu colocar o aparelho, recebi ontem a carta para voltar dia 02/01 colocar a banda, nao sei o nome direito, mas antes disso tenho que ir no dentista aqui da minha cidade colocar a tal borrachinha, o dentista de Bauru disse para colocar 3 dias antes do retorno a borrachinha, mas como é dia 31/12 q daria esses 3 dias, a dentista da minha cidade conseguiu marcar somente p dia 19/12, vou ficar mais dias que o recomendado pelo dentista de Bauru, tem algum problema?
    A ficha diz para separar os molares 16 e 26, algo assim…
    Sera que vou colocar aparelho no dente de cima e de baixo?
    Sou fissurada, nasci com labios leporinos, como faço tratamento em bauru e moro em outra cidade, sera que no dia que eu for para Bauru colocar a banda já coloco o aparelho?
    Nessa etapa de 6 meses sera que o osso já se formou?
    Agradeço.

    1. Iraci, sem problema. A não ser o incômodo, pois esses separadores podem incomodar bastante. As bandas, segundo seu relato, serão colocadas só em cima, por enquanto… o que não quer dizer que o aparelho será instalado só em cima, certamente não. Nem sempre se colocam as bandas e o aparelho na mesma sessão, geralmente isso é feito separadamente. Se o osso se formou, não posso afirmar, varia de pessoa pra pessoa e depende do tamanho do enxerto e da resposta do seu organismo.

      1. O nome do enxerto é enxerto osseo alveolar, como é em media 5 horas de viagem acredito que colocaram no dia né, pois tbm faço tratamento na minha cidade, mas recebi a carta para ir para Bauru.

        1. Sim, pelo seu relato, seu dentista fez o enxerto na consulta anterior. É questão de aguardar a resposta do seu organismo à cirurgia.

          1. Não, Iraci. O bicarbonato é um agente abrasivo, ou seja, ele “lixa” a superfície do esmalte. Embora possa ser útil pra remover manchas superficiais dos dentes, em longo prazo, pode causar perda de tecido dentário e sensibilidade dentinária.

      2. Dr.ª boa noite !
        Uso aparelho fixo ha seis meses, ha mais ou menos um mês coloquei a parte inferior. E ontem ela colocou a banda ou anel, como preferir, e tem dois ferrinhos na parte de dentro que machucam demais, porque minha língua trava entre elas, e eu estou sentindo uma dor imensa, não estou conseguindo conversar direito. Minha língua está inchada e atrapalhando minha dicção ! Não estou conseguindo nem comer ! Isso é normal !?!

        1. Eu não diria que é normal, Mile… mas pode ser só questão de adaptação, mesmo. Sugiro que você procure seu ortodontista e relate esses problemas, se for possível fazer algum ajuste no aparelho que lhe ofereça mais conforto, ele fará.

  58. Boa noite Drª,
    Uso aparelho há 2 anos. A minha dentista na última consulta falou que em breve tirarei o aparelho. Ouço muitos relatos de pessoas que usaram aparelho e, quando o retiraram, foi-lhes colocado na arcada inferior “uns ferrinhos” (fixos) para não deixar movimentar os dentes e na arcada superior usam apenas uma espécie de goteira (borracha transparente), só para dormir. Segundo a minha dentista, ela não coloca os ditos ferrinhos fixos em nenhuma das arcadas, usamos apenas a dita “goteira”.
    Queria saber a opinião sincera da Doutora Ana, uma vez que estou com bastante medo de quando retirar o aparelho, os dentes voltem a “mexer-se”, já que não usarei o que as outras pessoas usam. Queria saber também se os tais ferrinhos, quando colocados têm que ser colocados logo nas 24 horas que se seguem após a retirada do aparelho.
    Aguardo a sua resposta..
    Com os melhores cumprimentos,
    Lídia

    1. Lidia, o importante, ao remover o aparelho fixo, é usar algum tipo de contenção. Essa contenção pode ser fixa (o “ferrinho”, que é um fio ortodôntico colado com resina atrás dos dentes anteriores inferiores) ou removível (a “goteira”). Cabe à sua dentista indicar a contenção mais indicada para o seu caso. E sim, o ideal é colocar a contenção logo que se retira o aparelho fixo, de preferência na mesma sessão.

    2. Olá doutora ! Bom dia. Eu usei o aparelho disjuntor palatino, pois tive mordida cruzada nos dentes mastigatorios, e minha dentista passou para eu usar ele 6 meses, mas tive que tirar ele com 5 meses, pq a dentista foi embora para outra cidade, e agora estou mexendo com outro. Gostaria de saber se tem chances da minha mordida cruzada voltar, obg !
      Obs: meus dentes descruzaram com 1 semana de uso

      1. Suzana, até pode haver uma recidiva (a mordida cruzar de volta)… mas se você continuar com o tratamento ortodôntico, acho improvável.

  59. Acabei de colocar o aparelho, aliás, acabei de sair do dentista. Coloquei preto e sei lá, tá muito estranho. A minha pergunta é quanto tempo o aparelho demora pra acertar e ficar reto dentro da boca? Não estou dizendo o tempo dele alinhar por inteiro e não precisar mais do aparelho, estou perguntando quanto tempo demora para ele se alinhar dentro da boca. Obrigada.

    1. Pâmela, depende de quão tortos são seus dentes inicialmente. Mas um alinhamento inicial pode ocorrer já nos 6 primeiros meses de tratamento.

  60. Ola doutora!
    Tirei as borrachinhas que separam os dentes hoje e hoje mesmo ele colocou a banda! Quando encosto os dentes de baixo com os de cima tem uma parte do dente de baixo que doi! Eh normal??

    1. Thaisy, o dente pode ficar meio sensível por um dia ou dois. Apenas verifique se você não está mordendo em cima da banda, se for esse o caso, procure seu ortodontista pra ajustar.

  61. Olá Doutora!

    Bem… Coloquei esses “tão” queridos separadores! Isso foi na quarta feira dia 05/11/2014 e o Doutor disse que irei tirar na próxima quarta feira dia 12/11/2014; só que a dor está demais! Não consigo mastigar, meus dentes latejam… Achei que iria melhorar, porém ocorre ao contrário! Piora! rs
    Tomei remédio para aliviar a dor, porém, igual não consigo comer nada! Ah não ser líquido, rs! Isso é normal, Doutora?
    Acredito que nesta próxima consulta irei colocar as bandas e na sexta feira o restante! Mas estou preocupada, será que ficarei definitivamente sem comer? hahahaha!

    Agradeço sua atenção e compreensão.

    Cordialmente,
    Daiane Passos.

    1. Daiane, dada a situação, é “normal” sim. Os separadores incomodam MUITO (eu sei, também usei). O bom é que, ao removê-los, o alívio é instantâneo. Então, guenta aí! Depois que as bandas forem colocadas, você vai se sentir bem melhor.

  62. Amei o espaço aqui… Todo mundo precisa usar esses tais de separadores? Fiquei com medo disso agora. Minha consulta é dia 08/11 e acho que vou correr! Na primeira consulta após todos os exames geralmente se faz o que?

    1. Deb, não, só quem vai usar bandas (anéis metálicos que ficam em volta de alguns dentes, geralmente posteriores). A maioria dos pacientes acaba usando bandas, ou pra ajudar as fixar os tubos – pecinhas que vão nos molares – ou em algum outro tipo de dispositivo. Na primeira consulta depois dos exames prontos, se o ortodontista já viu os exames, pode até ser instalado o aparelho (ou parte dele).

  63. Oi doutora, tudo bem? Coloquei os separadores ontem e a dor ta insuportavel, mas tem algo que me incomoda ainda mais. Minha dentista disse que eu preciso ficar 6 DIAS com essas borrachinhas… ta doendo mt, ja nao sei o que fazer…

    1. Leticia, na verdade 2 u 3 dias é tempo suficiente pra fazer a separação. Os 6 dias que sua dentista pediu devem ser por uma questão de agenda. De qualquer forma, você pode tomar um analgésico pra ter mais conforto durante esses dias. Eu também usei separadores, eu sei como dói. 🙁

  64. Entao, coloquei meu aparelho faz dois dias, nao doeu nada pra colocar, mas agora ta um dor insuportavel no meu dente canino, o q posso fazer???

    1. Geisa, entre em contato com o seu dentista e relate o problema. Provavelmente a dor é por causa da movimentação do dente, no começo – na primeira semana, principalmente – pode ser bem desconfortável.

  65. Ola, acabei de colocar aparelho na parte superior da boca e quando cheguei em casa vi que os braquetes não foram colocados nos 2 últimos molares. É normal?

    1. Imagino que você esteja falando dos segundos molares, Simone. Isso é bem comum sim, os segundos molares nem sempre entram no tratamento ortodôntico. Depende do caso.

  66. Coloquei os braquetes juntos com as borrachinhas que separam, e hoje voltei para colocar a banda, meu Dentista nao colocou todo os braquetes do aparelho, só dois na presa, sera que vai demorar pra colocar o resto do aparelho, é ruim ver so dois dentes com o braquetes :/

    1. Ana, imagino que não demore. Mas não há como eu saber sem examinar você, seu dentista é a melhor pessoa pra você perguntar isso, já que conhece seu caso e foi ele quem formulou o plano de tratamento.

  67. Eu coloquei o separador ha tres dias atrás, e só doeu os dois primeiros dias. Não fiquem com medo, vale a pena. Estou usando o separador agora já não dói e nem incomoda mais.

  68. Coloquei ontem as borrachinhas para separar os dentes e na sexta colocarei o aparelho! Acredita que não estou sentindo dor nenhuma? 😀 Todos dizem que dói pra caramba essa borrachinha né, mas só sinto um leve desconforto quando mastigo alguma coisa, e somente do lado direito, no lado esquerdo nem as sinto o/
    Então varia mesmo de pessoa pra pessoa!
    Agora estou com um pouco de medo da colocação da tal banda, vários amigos dizem que dói bastante, mas espero que assim como a borrachinha não doeu em mim, a banda também não doa!

    1. Pois é, Marcela! Não tem que doer. 🙂

      Se os separadores não doeram, pode ficar tranquila: as bandas não vão incomodar.

  69. Coloquei braquetes no ultimo dente da parte de cima, mas machuca muito, mal da pra abrir a boca… Sera que um dia acostuma ou tenho q tirar?

    1. Machuca em que sentido, Fernanda? Porque está dolorido ou porque está ferindo a bochecha? Se apenas o dente estiver dolorido, acostuma sim. Se o problema for a presença de ferimento, é bom que seu dentista verifique se há necessidade de algum ajuste. “Cerinhas” ortodônticas podem ajudar a proteger a mucosa da sua bochecha, também.

    1. Que tipo de “manutenção”, Jenifer? Do aparelho? Ou você se refere ao tratamento clínico geral (restauração, canal, “limpeza”, etc.)?

  70. Bom dia Dra. Ana Tokus…

    Eu tô sofrendo com o “primeiro e o segundo pré-molar”.

    As “coroas” deles dois estão quebradas.
    O que faço?

  71. Oi, eu vou colocar aparelho, mas não sei se vou ter que usar o separador, sempre tem que usar o separador? E pra clc pra trás. Brigada 🙂

    1. Só se usa os separadores em caso de necessidade de usar bandas (os “anéis metálicos”), Victoria. Seu dentista pode esclarecer se há necessidade ou não.

  72. Ontem eu coloquei banda nos primeiros molares inferiores e não consigo passar o fio dental. O fio simplesmente não entra, nem entre o molar e o pré molar e nem entre o 1º e o 2º molar.
    Isso é normal?
    Se for normal no começo, com quanto tempo eu conseguirei passar o fio?
    Outra dúvida é com relação ao cimento utilizado para fixação da banda. Ficou cimento em várias partes do dente, a dentista disse que vai saindo com a escovação. É isso mesmo?
    Obrigada.

    1. Renata, pode acontecer. Mas pelo seu relato desconfio que haja cimento sobrando entre os dentes, também. A escovação até vai remover o excesso, realmente, mas sua dentista pode (e deve!) fazê-lo. Converse com ela.

  73. Oi, Ana! Coloquei o aparelho há poucas horas e, como sempre, começo a pesquisar tudo sobre o que acabei de fazer rsrs.
    Não vi nada aqui sobre colar os tubos sem o uso dos anéis, você não aprova esse método???
    Por enquanto não estou sentindo dor, será que não bandar os anéis e não estar sentindo dor podo tornar o tratamento ineficaz?
    Beijos

    1. Paula, não é obrigatório o uso de bandas (os “anéis”). Os tubos podem, sim, ser colados diretamente nos dentes, isso não prejudica o tratamento. Quanto a ausência de dor, da mesma forma, cada pessoa sente de forma diferente.

  74. Coloquei aparelho, mas tenho um dente restaurado que não segura o braquete, ai meu dentista disse que esse dente vai ficar sem porque não segura de jeito nenhum, é normal, não vai atrapalhar o tratamento se um dente ficar sem braquete ?

    1. Depende de que dente é esse, Ana. Mas se seu dentista diz que não vai colar mais o bráquete nesse dente, creio eu que isso não vá atrapalhar o tratamento… se não ele insistiria.

    1. Depende de que aparelho você está falando, Lucas. O uso de separadores é necessário pra instalar as bandas, aqueles anéis metálicos que vão nos dentes do fundo. As bandas podem estar associadas ao aparelho fixo com bráquetes ou a algum outro tipo de aparelho, um disjuntor palatino, por exemplo, que só iria na parte de cima. Pergunte para o seu ortodontista o que ele pretende.

  75. Ana, coloquei aparelho na parte superior, esta com uns 20 dias, posso colocar a parte inferior antes de um mês ?

    1. Pode sim, Bruninho. Poderia ter colocado até no mesmo dia. Essa decisão cabe ao seu dentista / ortodontista, com base no plano de tratamento e nas movimentações dentárias que ele pretende fazer.

  76. Muito esclarecedor o texto! Parabéns! Minha dúvida é se há problema em os separadores ficarem uma semana. Tipo, coloquei eles ontem e os anéis serão colocados na próxima semana. Graças a Deus, eles não estão incomodando. 🙂 Há problema nisso ou não?

    1. Nenhum, Vítor. Apenas tenha atenção com a escovação, pra não acumularem resíduos de comida onde eles estão.

      1. Entendi! Obrigado mesmo pela atenção e pela dica. O que achei interessante é que um post de 2011 tenha tanta repercussão ainda hoje! Que o Senhor Deus te abençoe e te guarde! 😉

        1. Por nada, Vitor. Posts que falam de sisos e de aparelho ortodôntico vivem “bombando”, a maioria das pessoas têm dúvidas sobre esses temas. Procure por esses dois termos na busca do blog, você vai ver que tem posts com mais de 2.000 comentários. Abraço! 😉

  77. Dra, faltam tres dentes inferiores na minha arcada, é possível usar aparelho????? Meus dentes da frente são bastante separados.
    Aguardando resposta, desde já meus agradecimentos!!!!!!

  78. Dra. mas ficar tanto tempo com essas borrachinhas no meio dos dentes ira prejudicar alguma coisa nos dentes ou no tratamento odontologico??

  79. Dra. coloquei o aparelho na parte superior no dia 15.08 e esta me incomodando demais, parece q meus dentes estao todos soltos, e ainda por cima os separadores nos dentes de tras (borrachinhas) estaoo doendoo mtoo… mas vou ter q ficar com esses separadores 1 mes pq minha proxima consulta eh soh dia 15.09… a minha pergunta eh: “Pq tantoo tempo?? Essa dor vai continuar ate eu tirar ou alivia depois de alguns dias??” Toh a base de analgesico para aguentar, e sem falar q nao consigo mastigar nada! 🙁

    1. Gessica, a demora deve estar relacionada a um problema de agenda, apenas. 2 ou 3 dias costuma ser suficiente pra fazer a separação dos dentes pra encaixar as bandas. Mas sim, a tendência é da dor diminuir com o tempo, tanto dos separadores quanto do aparelho, em si.

  80. Olá Dra., obrigada pela resposta… já ouvi falar nesse tipo de aparelho removível… acredito que não terei problemas com o encaixe, pois uma vez cheguei a fazer uma avaliação e me disseram q minha mordida não tinha nenhum problema… tenho muita vontade mesmo de usar um aparelho que não seja o fixo… neste caso, minha duvida é: como é, de quanto em quanto tempo é a manutenção desse aparelho removível? Eu tenho um implante tmbm, no primeiro pré molar esquerdo superior… no que isso pode influenciar no tratamento com aparelho móvel??

  81. Olá Dra! Muito esclarecedora suas respostas… bom, tenho uma duvida: meus dentes não são muito tortos, na verdade eles eram perfeitos ate pouco tempo atras, mas descobri q meus sisos estavam oclusivos e entortando minha arcada. Tirei três deles, mas o pouco que entortou me incomoda, pois sou modelo fotográfica e tenho perdido trabalho pq entortaram justo os dentes da frente (superiores). Quanto tempo eu precisaria usar aparelho para corrigir esse “pequeno” desalinhamento? Aguardo sua resposta e agradeço.

    1. Ivanilce, o alinhamento, quando há espaço, não é algo difícil de se obter. Talvez uns 6 meses. Mas, claro, um tratamento ortodôntico não se resume ao alinhamento dos dentes, há também o “encaixe” dos arcos. No seu caso uma boa opção talvez seja o uso de alinhadores removíveis, do tipo Invisalign. Procure um ortodontista pra avaliar.

  82. Colocar aparelho parece uma missão, né!? É isso tudo o que você falou e dependendo do caso – o que foi o meu – ainda tem a extração dos sisos. Eu retirei os 4 para poder abrir espaço para os dentes. Eu ainda estou no processo de colocar o aparelho. Minha ortodontista só colocou os bráquetes e os separadores por enquanto. Falta o anel e o arame. E confesso que esses separadores estão me deixando louca da vida. Dói demais e terei de ficar com eles por 8 dias. E é aqui que mora a minha dúvida. Qual é a pior parte de se colocar o aparelho no quesito dor? É quando se coloca os separadores ou o aparelho total? Pq eu ouvi que a dor do aparelho dura por apenas uns 2 ou 3 dias. Mas essa do separador dura todo o tempo que você passa com ele. É verdade isso, ou é relativo de pessoa para pessoa? Ah e outra coisa, é normal sentir dor e pressão mais de um lado do que do outro? Isso tem a ver com o fato de de repente o espaço entre os dentes de um lado já ser maior do que do outro?
    Obrigada!

    1. Carla, depende de pessoa para pessoa… mas geralmente o que mais incomoda são os separadores, mesmo. É bem como você relatou. Sim, é normal sentir pressão de forma diferente em diferentes locais.

  83. Boa tarde.

    O que postarei agora é mais um desabafo, ja que provavelmente nao tera condições de responder por nao ter como ver o paciente. O desabafo é mais com o que cada dentista fala.

    Usei aparelho pela primeira vez aos 7 anos. Meus dentes eram bem para frente, dentuço msm. O tratamento terminou aos 13/14 anos. Por volta dos 17/18, tive que colocar novamente, pois segundo a dentista, meu dente incisivo central direito tinha descido demais, ficando maior que o esquerdo uns 3 milimetros. Usei por volta de 1 ano novamente e o dente voltou para lugar.

    Algum tempo depois, esse dente voltou a descer os 3 milimetros. Como nao tinha mais saco para aparelho e nao me incomodava, deixei pra la.

    Passei algum tempo sem consultar um dentista. No ano passado, ja resolvendo voltar a usar aparelho, procurei antes um dentista para saber se estava tudo ok com os dentes para o uso do aparelho. Ele olhou e disse que estava tudo ok, apenas uma limpeza seria necessário, ja que nao fazia ja ha algum tempo. Fiz a limpeza e, no incisivo central esquerdo, ele notou um fissura no dente rente a gengiva. Disse para eu voltar novamente, pois ele teria que cortar a gengiva para ver o que tinha no buraco e depois, se estivesse tudo bem, apenas restaurar com resina. Voltei 10 dias depois, ele abriu a gengiva e a fissura na verdade era um buraco por dentro da gengiva. Me fez varias perguntas, se ja tinha obturado, colocado coroa… Negativo para ambas. Perguntei se nao era caso de extração, ja que o dente tinha um grande rombo por dentro e ele disse que nao, que o dente ainda tinha bastante estabilidade e durabilidade, apesar da falta de parte dele. Por causa do sangramento excessivo, ele colocou um curativo e pediu para voltar nele em 3 dias. Voltei e ele finalmente restaurou o dente, dizendo que apesar do buraco, nao tinha contaminação nem carie nele, e que nao entendia como o dente ficou daquele jeito, com aquele “grande desgaste”. Disse que estava tudo ok e pronto para colocar o aparelho. Antes de ir embora, ele disse que o problema do dente torto era justamente o que ele tinha mexido, o incisivo central esquerdo, que nao tinha descido como o outro. Disse a ele que na 2º vez que usei aparelho foi justamente para consertar o outro dente, o incisivo central direito, pois segundo a dentista, tinha descido. Ele estranhou, dizendo ter certeza que foi o esquerdo, o que ele mexeu, que não desceu. Fiquei meio encucado com isso, pois fiz tratamento no dente errado?

    Pouco mais de 1 mês depois, a restauração que tinha feito começou a soltar. Procurei um outro dentista. Dessa vez, ela pediu um rx para saber se precisaria fazer canal ou nao. Fiz o rx e ela disse que nao precisaria, só msm restaurar. Disse que a restauração caiu pq o dentista anterior nao tinha restaurado no osso. Com isso, a gengiva cresceu e empurrou a restauração. Mais 3 consultas e curativos ate conseguir a restauração de vez. Novamente foi dito que, apesar da falta de parte do dente, nao era caso de extração, pois o dente estava em perfeito estado, sem carie e com bastante resistencia. Novamente estava pronto para colocar o aparelho.

    Procurei um ortodontista e expliquei a situação da restauração. Ela disse que meus dentes estão perfeitos, limpeza boa, com o unico problema do dente maior que o outro. E que é o incisivo central esquerdo que não desceu, e nao o direito que teria que subir. Me passou as radiografias e voltei 10 dias depois.

    Ela analisou as radiografias e, quando voltei, disse que o problema era realmente no dente esquerdo. Que teriamos 2 opções: devido ao desgaste que há nele, extrair e colocar um implante; e a melhor opção que seria colocar o aparelho, fazer o dente descer e depois eu procurar um endodontista para um tratamento de canal e posteriomente, colocar uma coroa, mantendo o dente e reforçando-o. Disse a ela que os outros dentistas disseram que o dente estava otimo e que nao precisavam de canal, por isso só restauraram. Ela disse que não adianta mais restaurar o dente, pois ele estara fragil e logo ira fraturar. A coroa depois do tratamento ortodontico seria o ideal. Disse tbm a ela sobre o dente maior, que na ultima vez que coloquei aparelho foi justamente para subir o incisivo central direito. Ela disse que o errado é o esquerdo que nao desceu, e por ter subido o direito, foi por isso que ele desceu novamente com o tempo. E que não entendo o pq dessa dentista anterior ter tratado esse incisivo central direito.

    Historia meio grande, mas fica a duvida, quem esta certo? Ja coloquei o aparelho, mas fica bem dificil com cada um falando uma coisa… Primeiro que coloquei aparelho para, segundo a atual dentista, consertar o dente errado. Agora, além de ter que descer o incisivo central esquerdo, terei que fazer canal e colocar uma coroa nele depois, coisa que os outros dentistas falaram que não precisaria, pois o dente tem ainda bastante resistencia.

    Ta pirando minha cabeça já… Nem sei mais o que é o melhor ou não… Odeio aparelho ha tanto tempo e agora aos 26 voltei a usar. E depois ainda vou ter problema com esse dente até colocar a coroa. Dificil demais, rs

    1. Breno, realmente é difícil opinar sem examinar você. Mas minha tendência é de concordar com a ortodontista, pois ela tem mais experiência com relação ao posicionamento dentário. Quando ela colar os bráquetes vai ficar bem claro qual o dente que está fora de posição, pois os bráquetes têm locais bem específicos para serem colados. Quanto à indicação de coroa ou restauração, depende da avaliação do dentista, mesmo. Uns são mais otimistas, outros mais realistas… às vezes as opiniões divergem.

  84. Oi, estou usando aparelho há quase um ano, e de uns meses pra cá percebi que os meus dentes superiores da frente nao encostam nos dentes inferiores da frente, a minha irmã está com o mesmo problema e frequentamos o mesmo ortodontista, isso é normal?

    1. Andyara, em certas fases do tratamento ortodôntico é comum que os dentes pareçam “mais tortos” do que eram, ou que pareçam estar saindo do lugar em vez de ir para o lugar. Mas essas são situações passageiras e que, certamente, serão corrigidas até a remoção do aparelho.

  85. Fiz canal ha mais ou menos 1 mês, 3 dias atras botou o separador pra colocar o aparelho, só botei na parte superior. Mas o dente que eu fiz canal ta doendo mais que o outro, é normal isso?

    1. Liliane, o fato do dente ter tratamento de canal e doer mais ao ser afastado para a colocação da banda é apenas coincidência. Podia ser o outro. 😉

  86. A primeira vez que coloca aparelho a gente fica mexendo a boca igual peixe… só que depois de uma semana no máximo acostuma…

    1. Fernanda, as duas perguntas que você fez estão respondidas em detalhes no texto. Você leu? Não, não dói… e o tempo pra se colocar varia, depende se o dentista vai instalar o aparelho todo, só e cima na primeira sessão, etc.. Cada sessão leva mais ou menos 1 hora.

  87. Meus dentes só são separados, mas so que ja cairam todos os meu dentes, e eles nao juntam! Preciso colocar aparelho?

    1. Se você quiser corrigir isso (“juntar” os dentes), vai ter que colocar sim, Ariane. Procure um dentista / ortodontista e faça uma avaliação.

  88. Doutora, uso aparelho ha um ano, estou sem ortodontista, pois moro em outro lugar, extrai todos os terceiros molares, sinto dores terríveis no segundo molar direito inferior, posso extrair ele sem afetar o tratamento… uso banda no primeiro molar, a dor é tanta que estou sem conseguir comer e nem dormir, me ajude!!!!

    1. Jucicleia, não entendi: como é que você está de aparelho e não tem ortodontista? Quem está conduzindo o seu tratamento?

  89. Eu uso o aparelho ha dois meses, no começo foi um tormento, o lado esquerdo da minha bochecha ficou toda ferida, usei uma borracha, ai qndo sarou tentei ficar sem pra me acostumar e acostumei! Mês passado fiz minha primeira manutenção, nossa doi muito, mas depois de uns três dias acostuma! Hje coloquei três elásticos de separadores, na hora de boa, depois começou a doer, e vou usar durante sete dias! No geral dói um poko, mas com uns dois ou três dias tudo passa!

  90. Uso o aparelho AEB e o fixo e quando eu coloco o AEB as vezes descola uns brakets, o q eu faço para nao descolar mais?

    1. Junior, não há muito o que você possa fazer… seu ortodontista precisa verificar o que está acontecendo.

  91. Vou começar o tratamento dentario para colocar o aparelho na 3° FEIRA, mas estou com muito medo, é possivel que a doutora faça a seção tudo de uma vez? E se ela fizer, tem uma dorzinha a mais?

    1. Amanda, pode ser que ela instale a parte de baixo e de cima do aparelho numa mesma sessão, mas as bandas (anéis metálicos que ficam nos dentes de trás) devem ficar pra outro dia, até porque é preciso separar os dentes pra encaixá-las. Não, não vai ter uma “dorzinha a mais”. 😉

  92. Olá doutora, eu mais uma vez aki… rssss
    Bom, não sei se estou no tópico certo… mas quero tirar umas dúvidas com a senhora!!!
    Coloquei aparelho autoligado!!! Sexta-feira passada, ou seja, faz uma semana hoje!!! Foi horrivel no começo, só estava comendo líquidos, sopas, caldos, sorvetes, danones, só coisas assim… doía muito, meus dentes ficaram moles, meu siso doeu tambem, tive que tomar sidilax, analgésico que era o único que alivia a dor, porem estou com aftas e estou usando omcilon…

    Minha duvida é a seguinte: é normal a boca ficar seca demais, estou usando manteiga de cacau pois nunca ficou assim meus lábios… estou falando estranho, rsss… a Dentista me disse que o aparelho autoligado era menos dolorido, mas estou ainda sem conseguir comer comida…
    É normal com uma semana e estar sentido tudo isso de ruim? O que devo fazer para melhorar essa sensação, e queria saber mais sobre o aparelho autoligado, eu ainda coloquei aparelho só na parte de cima, daqui 2 meses vou colocar na parte de baixo… quais os cuidados que devo tomar quando eu colocar na parte de baixo!!?
    Obrigado desde já, desculpa tantas perguntas, mas gosto de tirar minhas dúvidas com a senhora…

    1. Luana, sim, pode acontecer dos lábios ficarem ressecados após a instalação do aparelho, autoligado ou não, porque às vezes os lábios se projetam um pouco. O incômodo que o aparelho autoligado traz nos primeiros dias, o que é normal, é o mesmo do aparelho convencional, ele não “dói menos” não. Os cuidados com a parte de baixo do aparelho são as mesmas, tanto com relação à higienização quanto à alimentação.

  93. Drª Ana
    Tenho que fazer uma obturação, mais eu queria colocar o meu aparelho primeiro.
    Você indica que eu faça o que primeiro ?

    1. Lívia, a restauração / obturação é prioridade, principalmente se o dente em questão estiver cariado.

  94. Ola doutora, me chamo Bruna e vou fazer a colagem do aparelho daqui 2 dias, e tenho diastema, gostaria de saber se em todos os casos é necessario utilizar o separador pra por a banda?? E outra duvida, ao fazer a colagem e por o arco mesmo sem a banda, o aparelho ja age ou ele so funciona ao colocar a banda ?? E so o aparelho sem a banda ja vai doer, vou por as 10 h q horas mais ou menos, vai começar a doer ??
    Muito obrigada desde já, parabens pelo blog e o texto maximoooo. 😉

    1. Bruna, se forem colocadas bandas, serão necessários os separadores (a não ser que não haja dentes ao lado do dente que vai receber a banda). Sim, o aparelho vai movimentar os dentes com ou sem bandas, em alguns tratamentos o dentista nem usa bandas. E sim, assim que os dentes começarem a se movimentar – algumas horas depois da instalação – você deve sentir um desconforto.

  95. Olá doutora, eu gostaria de saber se é normal o dentista demorar tanto pra pôr o anel lá nos dentes de trás… pois estou usando o aparelho há 4 meses e ele só colocou os braketes e o fio, mas nada de colocar o anel. Estou em dúvida, se puder me ajudar. Obrigada!

    1. Roberta, às vezes demora e, outras vezes, o dentista nem utiliza bandas (os “anéis metálicos”). Cada caso é um caso, o ideal é perguntar ao seu dentista quando e SE ele vai instalar bandas em você.

  96. Kkkkkkk vejo o medo desse povo e dá vontade de rir ! Olha, ja estou com aparelho ha 5 meses e so senti uma dorzinha no dia que coloquei, o resto foi tudo traquilo! Tinha pavor de dentista, mas agora estou mais seguro, depois de fazer dois cortes na gengiva por conta da sua grande extensão, agora daqui uns tempos vou ter que arrancar 4 dentes ! Kkkk eu sofro, viu ! Arrancar dente e normal, ne Ana? Eu tenho mordida aberta, grau 2 do canino, e tenho uma certa altura facial, com perfil convexo, acho q e por isso a necessidade das extraçoes ne?

    1. 😉

      Ah sim Fagner, extrações dentárias por motivo ortodôntico são muito comuns. A decisão pela extração geralmente está ligada à falta de espaço para alinhamento do dentes ou para o “encaixe” deles. Se seu rosto é “comprido” e convexo, as extrações não devem prejudicar o seu perfil.

  97. Doutora Ana, há uma semana meu dentista colocou um ferrinho no meu canino que é ligado ate o anel do dente de trás, acho que o nome é mola de retração (não sei bem), então, meu dente se movimentou bastante e o ferrinho lá atrás subiu, não está incomodando, mas devido a ponta estar tão grande fiquei com uma má impressão. É assim mesmo? Devo ir antes da próxima manutenção para ele cortar a ponta?

    1. É assim mesmo Josielle, a ponta sobrando é sinal de que a retração está acontecendo direitinho, os dentes estão se movimentando como desejado. Se não estiver machucando você, você pode aguardar a próxima consulta pra cortar a ponta, não há urgência.

  98. Boa noite!
    Sempre sonhei em usar aparelho e como não preciso nunca foi possível, e agora com o seu trabalho poderei realizar meu sonho. Já tenho o molde da minha boca, como faço p te enviar e quanto fica esse seu maravilhoso trabalho?
    Aguardo ansiosa a resposta e desde já agradeço.

  99. Eu fui no dentista. E ele disse q eu vou ter q colocar um aparelho no meu céu da boca. E a minha mãe estava lá. Quando ele falou isso eu perguntei pra ele q tipo de aparelho eu poderia colocar (o móvel ou o fixo) ele disse q o fixo eu fico só 6 meses com ele na boca e o movel 1 ano, a minha mãe mandou q eu colocasse um fixo, DÓI APARELHO FIXO NO CÉU, DÓI????

    1. Beatriz, pra que você precisa desse aparelho? Pergunto pra entender de que aparelho se trata, pois existem vários tipos de aparelho, fixos ou removíveis, que são colocados no céu da boca. Mas, via de regra, não dói não.

  100. Olá, achei a matéria bem legal mesmo e queria muito tirar uma dúvida, já que estou pensando em colocar o aparelho ortodôntico. Bom, os meus dois caninos da arcada superior nasceram no local errado, eles estão posicionados acima do considerado normal, mas o que eu quero mesmo saber é se eu tenho possibilidade de colocar, pois perdi metade do meu incisivo central esquerdo (pra baixo) e metade do meu incisivo lateral direito, ambos estão restaurados e tenho muita sensibilidade, sem falar que sofro quando utilizo o fio dental, assim como perdi metade do pré-molar, segundo. Não sei o que fazer, se já há dificuldade com os dentes assim, imagina quando estiver com o aparelho. Obrigada pela atenção… abraço.

    1. Miley, a presença de restaurações não contraindica a instalação do aparelho, portanto você pode usar, sim. Se você precisa e/ou pode se beneficiar com o uso, só é possível dizer após a a avaliação com um dentista / ortodontista. A presença do aparelho dificulta a higienização mesmo, mas com orientação e disciplina é possível transpor esse obstáculo.

  101. Olá. Bom, coloquei aparelho fixo autoligável e tenho dois dentes com as raízes curtas. Gostaria de saber se tem algum problema de prejudicar esses dentes com a raiz curta e eles caírem??

    1. Jaqueline, os dente têm raízes curtas porque é uma característica deles ou houve reabsorção dessas raízes por alguma razão (ou seja: eles sempre foram assim ou ficaram assim por causa de uma batida, movimentação ortodôntica, etc.)? Se eles apenas são assim, o risco de reabsorção radicular é o mesmo de qualquer tratamento ortodôntico, que é muito baixo. Já se houve reabsorção radicular prévia, é preciso de muito mais cuidado e de avaliação radiográfica periódica pra monitorar o comportamento dessas raízes… se começarem a a “encurtar mais”, é preciso interromper a movimentação dos dentes.

  102. Ola, achei bem esclarecedor o post, mas eu vou colocar o aparelho segunda e gostaria de saber se todo mundo tem que por essas bandas, aneis metalicos? E se todo mundo que vai por estes tem que por essa borrachinha separadora? Outra coisa tambem é que eu ainda tenho dois dentes de leite, o incisivo lateral e o canino, ambos esquerdos, nunca ficaram moles, e eu posso sentir que em cima deles é um pouco maior que dos outros, eu vou ter que fazer alguma micro-cirugia para retirá-los? Vai ser antes ou depois do aparelho? Vai doer muito? E se caso os meus dentes permanentes n tenham se formado eu vou ter que por protese com apenas 15 anos? :,( ficarei mt grata se responder, obg.

    1. Lia, não, nem todo mundo precisa usar as bandas mas, se precisar, será necessário usar os separadores para colocá-las. Não posso afirmar se você vai precisar remover seus dentes só com base na sua descrição, mas essa é uma opção. A outra seria “puxá-los” para fora, um procedimento chamado “tracionamento” ( https://medodedentista.com.br/2013/04/tracionamento-de-caninos-impactados.html ). Se os seus dentes forem extraídos, você terá, sim, que usar algum tipo de prótese… a melhor opção costuma ser o implante, mas você só poderá se submeter à instalação de implantes depois dos 18 ou 19 anos, quando suas bases ósseas estiverem completamente formadas. Até lá, você vai fazendo o tratamento ortodôntico e pode usar outro tipo de prótese (fixa ou removível), pra “guardar” os espaços desses dentes.

  103. Olá, vou colocar aparelho ortodontico amanhã, apenas na parte superior, e queria saber se amanhã só vou colocar os braquetes, o arco e as borrachinhas coloridas, ou vou colocar os elásticos separadores também?
    Obrigada.

    1. Yasmin, cada dentista trabalha de forma diferente. A única pessoa que pode responder a sua pergunta é o seu ortodontista, pois os separadores são colocados um pouco antes de se colocar as bandas… e eu nem posso afirmar que você vai usar bandas.

  104. Uma duvida, quando eu for retirar o aparelho e o anel nao vai ficar um espaco enorme pra acumular alimentos onde ficava o anel?

  105. Ooii, tenho consulta marcada dia 25 (segunda-feira), ai é pra eu ir la 3 dias antes pra poder colocar o separador na parte de baixo, ai eu vou dia 22 (sexta-feira), só ki como são 3 dias, eu vou ter que ficar 4 dias, porque o 1° é sexta, 2° sabado, 3° domingo e 4 °segunda.
    Obs: sabado e domingo a clinica nao abre :/ Vou tem que ficar sentindo dor por 4 dias?

    1. Rosangela, é o tempo necessário pra separar os dentes… não tem jeito. Mesmo que a clínica abrisse no domingo (o que não é nada comum), seus dentes possivelmente não estariam separados até lá. Converse com o seu dentista pra que ele prescreva um analgésico pra você ter mais conforto durante os dias que tiver que usar o separador.

  106. Vou começar um tratamento para colocar aparelho, mas eu queria saber se vai ser preciso arrancar um dente meu da frente, pois a metade dele esta embaixo do outro e a outra metade exposta, acho que nao cabe akela pecinha do aparelho (BRACKET), ai eu nao queria arrancar, porque como vou sorrir ?

    1. Rafael, depende de que dente é esse. Mas se é “da frente”, é improvável… quando há falta de espaço para alinhar todos os dentes no arco, geralmente se opta pela extração de dentes mais do fundo, como os pre-molares (se é que será necessário, talvez nem seja). Enfim: procure um ortodontista pra avaliar, não adianta ficar “sofrendo” frente as possibilidades, né?! 😉

  107. Parabéns pelo site, doutora, muito informativo =) Li tudinho sobre aparelhos antes de colocar o meu e hoje finalmente coloquei o dito-cujo, relativamente calma hehehe

    Escrevo agora desesperada tentando comer, estou quase desde as 10:00 da manhã sem comer (são 22:27) e desfiando um franguinho com as mãos pra ver se vai *snif* Os dentes estão doendo muito, a ponto de realmente impossibilitar coisas como morder um cream-cracker, isso é normal?

    1. É assim mesmo, Bruna… depois de algumas horas os dentes começam a se movimentar, por isso o desconforto. A boa notícia é que passa, viu?! Em 2 dias você já vai estar bem melhor e, em 1 semana, provavelmente já estará totalmente adaptada. Sei bem o que é isso, já usei aparelho também… 😉

  108. Adoreii o texto, já me acalmou muito, eu tava com muito medo de doer quando botasse o aparelho… Parabéns pelo blog.

  109. Olá…
    Eu coloquei o meu aparelho ontem e ele ta doendo MUITO e eu quero tirar, sera que eu tiro mesmo?
    Não consigo mexer a boca e nem consigo comer sopa, se coloco algo na boca doi.
    Por favor me AJUDA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    1. Juliana, os primeiros 2 dias podem ser BEM chatos (acredite, eu também já usei aparelho e sei o que você está passando, não é só “papo de dentista”). Mas depois disso melhora bastante… e em 1 semana, você já deve estar adaptada ao uso do aparelho, sem dor. Se você puder aguentar, garanto que vai melhorar.

  110. Coloquei o aparelho ontem dia 25/09/2013. Não doeu nadinha. Sinto apenas um incomodo. Entre os dentes fica um pouco coçando. Mas é suportável.

    1. Pra colocar não dói, Debora. Vai incomodar depois de algumas horas, quando os dentes efetivamente começarem a se separar. Mas depois de removidas param de incomodar na hora, e as bandas (anéis metálicos) que serão colocadas não doem nada.

  111. Dra. consegui colocar elas de novo, é so colocar um fio dental de um lado e outro do outro e esticar. Agora, uma coisa que me incomoda é coloquei o aparelho sabado e ate hj (terca) meus dentes ainda estao abalados, ate quando ele vao ficar abalados igual estao? :'(

    1. Essa sensação de dentes moles é comum nessa fase, Jessica. Mas não é algo com que você precise se preocupar, faz parte do tratamento.

  112. Meu canino e incisivo lateral estão se juntando, mas minha gengiva inflamou e ocupou um espacinho entre eles, o q deverá ser feito?

    1. Depende, Andressa. Se a inflamação gengival for controlada, a gengiva deve regredir de forma espontânea. Se não regredir, é possível que seja necessário fazer uma pequena cirurgia pra remover o excesso.

  113. Drª. tenho um dente incluso no palato, mas só dá pra sentir uma pontinha dele. Posso pôr aparelho e deixar pra arrancar esse dente depois?

    1. Depende, Le. Se ele não estiver “no caminho” da movimentação dos outros dentes, até pode. Cabe ao seu dentista avaliar isso, mas geralmente a extração é feita antes.

  114. Dra., pelo amor de Deus me ajuda, como faz para colokar, as gominhas separadoras tavam doendo demais, fui la e tirei elas, agora quero colocar, como faco??
    Se eu ficar apenas 2 dias com elas, resolve??

    1. Jessica, só o seu dentista vai conseguir colocar de volta. Em princípio, 2 dias é tempo suficiente pra separar os dentes.

  115. Olá doutora!
    É que eu coloquei as bandas inferiores (na parte de baixo), já vai fazer dois meses! Só que essa semana percebi que está nascendo uma bolha, espécie de caroço, ou mais gengiva… algo assim no lado da banda! E tem um fedor enorme, parecendo que eu não escovo os dentes! Um mau hálito infeliz! Gostaria de saber o que era, o que eu posso usar! Se a senhora puder me ajudar agradeço muito!
    Obrigada!

    1. Ana, provavelmente a banda não está bem adaptada e está machucando a sua gengiva e/ou estão entrando resíduos alimentares por baixo dela, o que causa uma gengivite local e crescimento da gengiva. Chame a atenção do seu dentista na próxima consulta (se for demorar muito a próxima, agende antes). Certamente será preciso removê-la, limpar o dente / gengiva e cimentar de volta (é possível até que em outro dia, pra dar tempo da sua gengiva se recuperar).

  116. Meu canino e incisivo central estão indo pro lugar, mas minha gengiva inflamou e ocupou o lugar q estava pra eles se juntarem, o q devo fazer? Só falta 2 milimetros pra eles se juntarem.

    1. Andressa, procure manter uma boa higienização, a gengiva deve desinchar. O fato dela estar inflamada, em si, não prejudica a movimentação dos dentes.

  117. Hoje é meu segundo dia com o elástico separador, a dor está insuportável, vou ficar 15 dias com ele, acredito q seja pq meus dentes são bem juntinhos e até sangrou na hora de colocar. Mas quando separar o elástico vai cair? Pq eu tenho uma amiga q engoliu uma borrachinha, achei meio tenso rs.

    1. Geralmente o elástico não cai não, Tamires… fica em posição até o dentista remover. Quanto a engolir, não há problema, o elástico é bem pequenininho e acaba saindo “naturalmente”… 😉

  118. É normal quando o dentista põe os bráquetes junto com os alargadores e a banda pra só depois de um tempo pôr o “fio” que une os bráquetes ? Todos me falam que o certo é pôr primeiro o alargador e as bandas pra só depois colocar o aparelho completo (os bráquetes junto com o fio) ;c

    1. Letícia, não há um jeito “certo” (em termos de ordem) de se instalar os dispositivos do aparelho. Depende do caso e do protocolo que o dentista costuma seguir.

    1. Primeiramente é preciso determinar de que tipo de mancha branca se trata, e isso só um dentista pode fazer. Pode ser mancha branca de fluorose, hipoplasia de esmalte e, até, de uma cárie em estágio inicial. De qualquer forma, nenhum desses 3 tipos de manchas tem tratamento caseiro, o dentista precisa intervir.

  119. Qual a melhor decisão a tomar… retirar o excesso da gengiva enquanto tiver com aparelho fixo ou quando acabar o tratamento do aparelho?

    1. Maria, pode ser feito das duas formas. O “excesso de gengiva” a que você se refere é um excesso que você sempre teve ou apareceu depois que você já usava aparelho? Se foi depois, o melhor é fazer já, ainda com o aparelho, pois deve ser uma hiperplasia estimulada por placa bacteriana, e precisa ser removida pra que você consiga fazer a correta higiene.

  120. Olá! Tenho os dentes muito, muito separados. É gritante. Horrorosos. Além de serem separados, ainda são tortos e a mordida bem incorreta. Quanto tempo será que leva? Não precisa dizer exatamente, só uma média de tempo com aparelho. Vale a pena eu preencher os espaços com resina e colocar o aparelho depois? Meus dentes são mt feios, com aparelho vão ficar mais ainda.

    1. Karol, quisera eu dar uma estimativa de tempo apenas com as informações que você forneceu, mas não dá. É preciso avaliar. Seu dentes são muito separados por que? Falta algum dente? Eles são muito pequenos? Existem várias soluções para diferentes problemas, e caso é um caso. Não tenho como afirmar o que é melhor no seu caso: se usar aparelho, fazer restaurações ou as duas coisas. Um tratamento ortodôntico costuma durar pelo menos 2 anos, mas pode ser mais (ou menos) que isso.

  121. Depois que eu coloquei aparelho começaram a vir problemas na gengiva, estão inflamadas, se formou uma bolsa em cima do dente incisivo central, será que vai sair com o tempo ou será preciso uma cirurgia?

    1. Maria, depende. Talvez não precise de cirurgia, mas é quase certo de que será preciso uma raspagem mais profunda nessa região. Além disso, é essencial disciplina na higienização, o aparelho ortodôntico dificulta bastante a limpeza.

  122. Pus o aparelho não doeu nadinha! Mas depois não consegui dormir nada por causa do desconforto :s
    Podemos usar também a escova electrica? Ou faz mal?

    1. É assim mesmo, Ema. Na hora da instalação não dói nada, mas depois de algumas horas, quando os dentes começam a se movimentar, pode incomodar. Sim, você pode usar uma escova elétrica pra ajudar na higienização.

  123. Olá doutora, eu tinha 4 cáries, e como meus pais não tinham condição para pagar a obturação eu fiz isso no SUS. Terminando o tratamento de restauração eu fui fazer o orçamento para colocar aparelho, então esse dentista disse que eu ainda tinha 3 cáries nos dentes, sendo que a dentista do SUS disse que já tava terminado o tratamento, não acreditei nele, e fui em outra dentista e ela disse que não tinha mais nenhuma cárie, então vou por aparelho com ela, mas ainda estou meio assim, com isso na cabeça… Por favor o que faço? Em quem devo acreditar?
    Quero a sua opinião a respeito disso, desde já agradeço 🙂

  124. Dra. perguntei também se é certo o dentista mexer nos dentes sem luvas? Pois por duas vezes o dentista que trata meu dente fez isso .

    1. Segundo as normas de biossegurança, não é recomendado, não. Mas se ele lavou as mãos antes de atender você e não fez nenhum procedimento cruento (com sangue, etc.), vamos relevar. 😉

      1. Dra. percebo que a senhora e um pouco “corporativista” pois concerteza não utilizar luvas não está correto, e concerteza traria maleficios para mim, pois poderia transmitir alguma bacteria presente nas mãos do dentista. Em certa parte entendo a senhora usar da “ética” para abster-se de comentar eventuais erros de vossos companheiros, todavia o que se espera de um blog onde todos tenham acesso e possam esclarecer dúvidas é imparcialidade e retidão, ou seja, respondendo as dúvidas baseado em leis, resoluções e etc, não sendo de forma alguma tendenciosa para proteger maus profissionais, que não aplicam-se em ao menos tratar o paciente com dignidade, pois no meu caso foi isso que aconteceu, so porque era uma clinica popular o dentista fez isso (não utilizou luvas para colocar os separadores) ele concerteza presumindo que ali so entravam pessoas “ignorantes” e sem estudo algum, contudo so fui a está clinica pois um amigo indicou e tenho condições até porque o meu plano cobre parcialmente o tratamento particular (é isso que estou fazendo agora) fica aqui o desabafo !

        Policial em Minas Gerais – Bacharelando em Direito

        1. As normas de biossegurança servem para os dois lados, pra que o paciente seja preservado e para que o profissional, da mesma forma, esteja protegido. Portanto, dizer que o dentista poderia ter passado uma bactéria é uma “meia verdade”, pois ele também se arriscou ao fazer o atendimento sem luvas… ele poderia ter “pegado” uma bactéria. Ainda, eu respondi a sua pergunta de forma plena. Sua pergunta era: “É certo o dentista mexer nos dentes sem luvas?”. Minha resposta foi: “Segundo as normas de biossegurança, não”. Cadê o corporativismo? Minha intenção aqui não é e nunca foi responder perguntas baseada em leis e resoluções, quem faz isso são os advogados. Eu sou dentista, e minha obrigação é pensar no bem do paciente. Atender sem luva é errado (fato), mas se o dentista lavou as mãos antes do procedimento (e esse procedimento não envolveu sangue), mais de 90% das bactérias foram embora! A chance de você ter adquirido alguma doença é menor do que de pegar hepatite num talher mal lavado num restaurante. Pense nisso.

          Enfim, você me fez uma pergunta sabendo qual era a resposta certa. Então por que me perguntou? Pra polemizar? Ainda: se você sabia que o dentista deveria usar luvas, por que não exigiu isso na hora do atendimento? Você mesmo se expôs ao risco. Perdão Glaydson, mas o seu desabafo é ofensivo. Você me chama de parcial, me acusa de proteger maus profissionais, de ser tendenciosa, de faltar com a retidão e coloca meu comportamento ético entre aspas, mesmo eu tendo respondido a sua pergunta de forma direta e correta. Sugiro que você procure outro blog (um melhor que o meu, segundo seus critérios) pra resolver futuras dúvidas odontológicas que venham a surgir. Passar bem.

  125. Ola Doutora, estou colocando meu aparelho em uma clinica onde ensinam os dentistas a colocarem aparelho ortodontico, acontece que o dentista responsavel pelo meu caso pediu pra eu ir ao consultorio dele para colocar as borrachas que separam os dentes de trás para colocar o anel, eu acho, ele mexeu no dente sem luvas, e outra coisa, eu vou ficar com a borracha (separar o dente) 8 dias, até o dia em que vai colocar o aparelho. Ta correto isso ? Me falaram que é no maximo 3 dias. Me de uma luz pois se estiver errado vou procurar outra clinica. Obrigado !

    1. Glaydson, eu não diria que está errado, apenas os separadores vão ficar por mais tempo. Em tese, 2 ou 3 dias é tempo suficiente.

  126. Eu vou começar a fazer tratamento segunda-feira para por aparelho, tenho 13 anos e tenho medo de quando for colocar aparelho doer, mas tou confiando em vcs hein?! 🙂

  127. Seu texto é muito bom, explica tudo direitinho. Quero tirar umas dúvidas com vc. Preciso fazer implante em um dos dentes superiores da frente, mas o implantodontista me indicou o ortodôntico primeiro. Enquanto isso estou com uma adesiva para não ficar com espaço vazio. Estou pesquisando aparelhos e uma amiga minha me indicou uma clínica de larga escala, sabe? Aquelas que toda a hora vc é atendida por uma pessoa diferente? O que vc acha dessas clínicas? No caso da minha adesiva, eu vou tirá-la e não sei quanto tempo vou ficar sem o dente até colocar o aparelho.
    Obrigada.

    1. Jacqueline, não dá pra dizer que você vai ser mal atendida, isso seria generalizar. Mas eu acho complicado esse tipo de atendimento porque o dentista perde a referência e o paciente deixa de ser atendido de forma personalizada. Mas, enfim, você tem liberdade pra escolher o profissional (ou profissionais, nesse caso) que quiser.

  128. Boa noite
    Vou ter de usar aparelhos. Primeiramente os fixos embaixo, e um móvel na parte de cima. Na parte de cima, tenho 2 dentes provisórios, houve fraturas, e tenho um outro provisório porque quebrou (sem fratura). O dentista disse que seria melhor não colocar a prótese definitiva agora (do dente sem fratura). E dos fraturados, não tem o que fazer senão esperar tb. Acontece que esses dentes provisórios vez ou outra tenho que ficar voltando e colocando cimento, pois eles caem. Minha pergunta é: vou usar o aparelho durante 1 ano e meio (segundo o profissional) e como ficam esses dentes provisórios durante todo esse tempo? Porque um dos dentes fraturados está mais sensível e o cimento não dura muito. Nesse meio tempo, como proceder se houver infecção? O que pode ocorrer, não?

    Obrigada

    1. Elizabeth, com a instalação do aparelho fixo na parte de cima a possibilidade desses provisórios descolarem diminui, já que ele estarão presos aos bráquetes do aparelho. Realmente, até o fim do tratamento ortodôntico o ideal é manter as próteses provisórias mesmo, e só fazer novas após a remoção do aparelho. Quanto aos dentes fraturados, de que tipo de fratura você fala? As raízes desses dentes estão comprometidas?

  129. Dra., hoje eu coloquei as borrachinhas que separam os dentes, mas esta incomodando muito, eu poderia tomar algum analgésico?

  130. Boa tarde!
    Hoje coloquei meu aparelho, porem me desanimei, pq a dra disse que eu vou ter q arrancar dois dentes e esses dentes não são os do siso, e sim uns dois antes dele, percebi que ira ficar visível quando arrancar. E os meus dentes do siso estão começando a nascer.
    Gostaria de saber se é certo arrancar os dentes assim ? E se arrancar, vai demorar para o aparelho empurrar e cobrir isto ?
    E se depois vou ter q arrancar também do siso ?

    Desde já obg!

  131. Olá, coloquei aparelho ha 5 dias atras, incomodou bastante, mas agr ja acostumei… agr vou por os aneis, sera q doi?

    1. Thaynara, como eu esclareço no texto, para a colocação das bandas (os anéis metálicos) é necessário colocar separadores 2 a 3 dias antes, e esses separadores podem incomodar. Mas a colocação das bandas, em si, não dói nada.

      1. Tah bom , mas precisa mesmo colocar esses elastiquinhos?? Embaixo tem espaço suficiente… pk extrair 2 dentes… aí vai precisar?

        1. Se os dentes que vão receber as bandas forem bem juntinhos, é preciso criar espaço com os separadores pra encaixar as bandas. Se não, não precisa. Quanto às extrações, depende do caso. Apenas pelo seu relato não tenho como confirmar a necessidade dessas extrações. Mas não vejo razão pra duvidar do seu dentista.

  132. Drº, eu queria saber por que minha documentação ta pronta mas a minha moldagem não, e ai pode colocar o aparelho ou tem que ta tudo pronto?

    1. Lauriana, o ideal é que esteja tudo pronto, pois o modelo é importante para o seu dentista planejar o tratamento.

    2. E nos meus tbm naum estava o molde, mas aí esperei e chegou o dia… lembre-se, pra tdo tem sua hora!!
      O melhor é esperar o seu dentista te dizer quando vai colocar, pk so ele sabe…

  133. Boa noite, iniciei meu tratamento ortodontico hoje, porem so estou fazendo isso pois tenho uma retração no maxilar, procurei um bucomaxilo e ele com minha documentação em mãos disse que tinha uma obstrucao de 50% em meu canal de respiração… ai pergunto, se faz necessário o tratamento ortodontico antes da cirurgia? So com o tratamento ortodontico nao conseguiria uma melhora estética e funcional? O procedimento ortodontico e o mesmo de uma pessoa que nao necessita de uma cirurgia, pois foi determinado alinhamentos dos dentes pelo que vi, e quanto tempo realmente dura este tratamento, pois dizem que e de 1 a 18 meses…

    Agradeço e parabenizo pelos esclarecimentos…

    1. Ricardo, em muitos casos o tratamento ortodôntico é indicado, sim, tanto antes da cirurgia quanto com a cirurgia sendo feita no meio do tratamento. Mas cada caso é um caso, não saberia dizer ao certo se isso se aplica a você. Em algumas situações, o uso de aparelho até evita uma possível cirurgia. O tempo de tratamento é variável, mesmo.

  134. Meus dentes também estão moles, e uma dúvida minha é se eu posso passar o fio dental (com o passa-fio) normal, ou corre o risco de ficar mais mole? E na hora de comer dói, não consigo comer direito, a comida pra mim perdeu o sabor :/

    1. Camila, você não só pode como DEVE usar o fio dental. Isso não aumenta a possibilidade dos seus dentes amolecerem, pelo contrário. Mas sugiro fortemente que você procure seu dentista pra avaliar a causa disso e tratar de acordo.

  135. Coloquei aparelho nos meus dentes e está me incomodando, e meu dentes estão moles, parace que vão cair ;/ Af

    1. Gabrieli, não vão cair não, pode ficar tranquila. Essa sensação de dentes moles é comum quando se usa aparelho, pois os dentes estão em constante movimentação.

  136. Boa tarde, Dra.

    Meu incisivo lateral era um pouco afastado do central, então resolvi colocar o aparelho fixo. A parte inferior é bem alinhada, não tem nenhum defeito. Já uso o fixo faz uns 4 meses e gostaria de saber se realmente, neste caso, é necessário usar o aparelho também embaixo.
    Obrigada 😀

    1. Carol, não é só uma questão de alinhamento, é preciso verificar se a mordida também está de acordo. Se estiver e o seu dentista julgar que não vai precisar do aparelho na parte de baixo pra trabalhar com a parte de cima, é até possível usar só em cima. Mas é uma exceção.

  137. Olá Dra.
    Hoje extrai meu terceiro dente do siso e fiz a documentação, vai ficar pronto mais ou menos em uns 9 dias e assim que tiver pronto vou colocar o aparelho fixo.
    Estou com uma dúvida. Meu dentista cobrou 200,00 para colocar o aparelho e mais 70,00 de manutenção (mensal). É normal cobrar pelo aparelho??
    Gostaria de saber também se para colocar doí muito e como tenho um dente provisório, isso vai atrapalhar ou fazer doer mais???

    1. Mayara, considerando que o aparelho tem um custo e, ao colocá-lo, o dentista realiza um procedimento (trabalho), é normal cobrar sim. E não, a instalação em si não dói nada, são só pecinhas que são coladas nos dentes. E o provisório não interfere.

  138. Dra., tenho treze anos e preciso colocar aparelho fixo pq meus dentes sao separados, minha amiga usa e me falou que quando coloca a colinha do lado a que sobra doi pra tirar doi ??

  139. Doutora, minha dúvida é sobre a mesialização de molares.
    Só é possível fazer esse procedimento com o uso de mini implantes? Se sim, então antes dos mini implantes esses procedimentos não existiam?
    Quero deixar claro que a minha orto nunca disse nada sobre colocar mini implantes, mas como sou curioso e vivo pesquisando sobre os procedimentos que eu preciso – ou acho que preciso – já estou quase certo que vou usá-los.
    Atualmente, qual o valor que o paciente paga por cada mini implante? Fiz uma pesquisa, mas só encontrei valores de 3 ou 5 anos atrás. Sei que não é possível dar valores exatos, mas eu só preciso de um preço médio mesmo. Desde já, obrigado por sanar mais essa dúvida. 😀

    1. Thiago, creio que você se refere a distalização de molares (que é o contrário de mesialização, pois consiste em levar os molares para trás). Não, não é obrigatório o uso de mini-implantes, embora o seu uso pode acelerar o tratamento ortodôntico já que cria-se uma ancoragem absoluta, ou seja, não é necessário usar outro dente pra puxar os molares, o que elimina a chance de movimentações dentárias indesejadas no processo.

      Quanto a valores, realmente não sei informar ao certo… não é a minha área de atuação e não conheço os tipos de mini-implantes disponíveis. Mas creio não ser muito caro, talvez algo em torno de 300,00 ou 400,00.

  140. Olá, o meu problema é o seguinte, usei o aparelho no céu da boca por 3 meses, já tirei faz tempinho, ocorreu tudo bem, em outubro de 2012 coloquei o aparelho fixo em cima só que faz seis meses e os meus dentes estão muito feios, sei que muitas vezes para arrumar é preciso “bagunçar” primeiro, meu dentista comentou que vou ter que arrancar dois dentes, se não me engano os pré molares, mas não falou quando vou arrancá-los. O segundo dente da frente é beem para trás ai ele colocou uma molinha para abrir espaço e ele vir para frente, mas nisso os meus dentes da frente vieram muuuito para frente! O espaço que ele queria abriu só que esse dente que está para trás ainda não se mexeu. Minha pergunta é: você sabe me dizer mais ou menos quanto tempo vai demorar pra esse dente que esta para tras vir para frente e os dentes da frente virem para tras como era antes?!

    1. Fernanda, se já espaço pra “encaixar” o seu dente no arco e alinhá-lo com os outros, já dá pra começar a “puxar”. O tempo pra isso, considerando que é possível passar o arco por esse dente, não deve ser grande… uns 6 meses, possivelmente (mas sugiro que você pergunte isso de forma mais específica para o seu dentista, que conhece o caso. Eu só tô aqui “palpitando” ;)).

      1. E como se “puxa” o dente?? Dia 7 tenho manutenção, se ele começar a puxar, os meus dentes que estão para frente vão começar a voltar para o lugar ou ainda não?

        1. Depende… geralmente com elásticos, amarrilhos, etc.. Mas sua dentista só vai “puxar” para trás se houver espaço, senão não adianta.

  141. Olá. Eu queria saber por que eu coloquei aparelho mês passado, aé eles colocaram só em cima, aé dia 2 vou colocar os separadores e os anéis. Ai eles já vão colocar em baixo também ?
    Obg 😀

    1. Anderson, é possível que sim. Geralmente não se instala o aparelho por completo numa única consulta, até por uma questão de conforto para o paciente (pra não ficar muito tempo de boca aberta). Mas tudo depende do plano de tratamento que seu dentista pensou pra você.

  142. Dói muito para colocar alargador ou separador ? Vou colocar amanhã ! E estou com muito medo !

    1. Sabrina, a colocação, em si, não dói. Depois de algumas horas pode incomodar, pois os dentes vão começar a se separar. Por isso, converse com o seu dentista e pergunte de antemão que analgésico você pode tomar caso seja necessário.

  143. Bom Dia!
    Eu coloquei aparelho semana passada, somente na parte de cima. Quando perguntei para a minha dentista quando iria colocar a parte inferior ela disse que somente quando TERMINAR a parte de cima. Sei que tem casos de mordida profunda, mas não é o meu caso, pelo contrário, os meus incisivos nem tocam os inferiores… é correto colocar a parte inferior somente quando retirar a superior?

    1. Isabele, depende do que a sua dentista pretende. Acho que ela quis dizer “depois que ALINHAR” a parte de cima. Porque não faz muito sentido, não tem como terminar a parte de cima sem relacioná-la com a de baixo.

  144. É o primeiro pré-molar. Aí quando eu dou um sorriso fica o buraco feio, aí que vem a pergunta, posso colocar aparelho para junta mais os dentes?
    Obg.

  145. Assim, eu acho que tem muito espaço na minha boca, então nao necessitaria de tirar esse dente correto ?
    No dentista que ia ele falou que eu nao preciso de aparelho, mas creio eu que preciso pois são muito pra frente e os de baixos tortos.
    Nunca tive dor de dente, isso significa que nao tenho carie ?

    1. Gabriela, em tese, sim. Se há espaço para alinhar os dentes, não há necessidade de extração. Mas você fala que os seus dentes são muito pra frente e, um motivo pra que isso ocorra, é justamente falta de espaço. Enfim, tudo é questão de avaliar. Se você tem dentes tortos e gostaria de corrigir, até pela questão estética, seria preciso usar aparelho. Creio que o que o dentista que você consultou quis dizer ao afirmar que você não precisa usar aparelho é que esteticamente seu sorriso é bonito / razoável e que, na ausência de sintomas importantes (dor, por exemplo), não se faz necessário do ponto de vista funcional.

      Não, a ausência de dor não garante que você não tenha cáries. Só avaliando pra ter certeza.

  146. Doutora, em caso de diastemas o recomendado é tratamento ortodôntico ou preenchimento dos espaços com resina?

    1. Ambos, Thiago. Tudo depende do tipo de diastema e da vontade do paciente, também. Diastemas de até 6 mm podem ser fechados com resina, maiores que isso só com aparelho (porque, senão, a estética ficaria “estranha”, com dentes muito largos). Mas diastemas menores que 6 mm também podem ser fechados com aparelho, se o paciente estiver disposto a se submeter a um tratamento ortodôntico. O fechamento com aparelho pode ser mais demorado, mas evita a necessidade de restauração (o que é bom, pois restaurações, inevitavelmente, precisam ser trocadas com o tempo). Tem um texto sobre o assunto aqui: https://medodedentista.com.br/2010/12/nao-tema-o-diastema.html

    1. Não necessariamente, Gabriela. Depende do caso. Se for preciso empurrar seus dentes para trás, por exemplo, talvez seja necessário. Vale a avaliação do seu dentista.

  147. Olá, Dra!

    Quando não se tem os dentes muito juntinhos, é possível utilizar o separador por apenas 1 dia? E, se o separador cair logo após a colocação, podemos subentender que foi devido ao rápido afastamento do dente?

    1. Sim Caroline, quando os dentes não são tão juntos dá pra deixar o separador por menos tempo. E às vezes eles caem, mas nem sempre é porque o dente já separou, mas porque a retenção dele é dificultada pela anatomia do próprio dente (que tem uma coroa “curta”, por exemplo).

  148. Olá, Doutora. Tenho algumas dúvidas e não são sobre dor, mas gostaria da sua ajuda para esclarecê-las.
    Primeiro: É comum assinar um contrato com o ortodontista? Meu plano odontológico cobre alguns custos do aparelho (documentação, colocação, etc.) e já estava tudo certo para eu começar o tratamento, mas, no dia de fazer os exames, fui informado sobre o tal contrato, que tinha uma vigência de três anos e várias outras cláusulas que eu não concordava. Resumindo, desisti do tratamento com o plano odontológico e tô partindo para um “particular”. Mas e então? Também existe esse contrato entre paciente e orto em tratamentos particulares? Em caso de desistência (por qualquer força maior), a documentação fica comigo ou com a clínica?

    Segunda dúvida: na minha primeira consulta com um ortodontista eu fui informado que precisaria de uma cirurgia ortognática antes da colocação do aparelho. Desisti desse ortodontista e fui procurar a opinião de um outro. Depois de conversar com esse outro e dizer sobre a tal cirurgia que o dentista anterior havia me indicado, acabei ouvindo a mesma coisa: “seu caso é cirúrgico”. Mesmo com medo, resolvi procurar um cirurgião buco-maxilo e pedir mais informações. Depois de uma consulta, o cirurgião me disse que eu não tinha nenhum grande problema funcional e que, pelo que parecia, se tratava de um pequeno (pequeníssimo) problema estético. Ufa!

    Hoje fui a outra consulta particular e já estou com a requisição de exame. Nessa consulta, achei melhor não comentar sobre as antigas indicações cirúrgicas, já que eu não tenho interesse em fazê-la – talvez eu até fizesse, mas seria em último caso. Tu achas que fiz o correto em não comentar? A orto de hoje nem tocou no assunto cirurgia/mordida cruzada. Devo confiar nela? Juro que fiquei me perguntando se ela não estava apenas em busca de mais um paciente.

    Desculpe pelo texto enorme, doutora. Conto com sua ajuda.

    1. Thiago, é comum (e necessário) que ortodontista e paciente assinem um termo que esclareça direitos e deveres das partes, principalmente pra que o paciente esteja ciente das condições do tratamento (isso se chama “termo de consentimento livre e esclarecido). Eu não gosto de chamar de “contrato”, porque nós estamos falando do corpo humano, né?! Essa questão da vigência é bem complicada… seria uma cláusula que obrigaria você a pagar por 3 anos mesmo que o tratamento durasse menos ou que estipularia um prazo máximo de 3 anos e depois disso você não pagaria mais? De qualquer forma, eu acho assim: o paciente deve pagar pelo tempo que o tratamento durar. Mais que isso não faz sentido. Você fez bem de não assinar nada com o que não estivesse de acordo. Em tratamentos particulares certamente você também vai ter que assinar um termo de consentimento. A documentação, considerando que você pagou por ela, é sua. Caso você não tenha pago por ela, basta pagar o valor referente ao custo e levá-la com você, ela é sua.

      Eu acho que não interfere em nada você revelar a um profissional a opinião de outros que você tenha consultado. Afinal de contas, imagina-se 😉 que cada dentista tenha a capacidade de diagnosticar por conta própria. Pelo que percebi, a sua situação está bem no limite entre a cirurgia e o tratamento só com o aparelho. Pra ficar “perfeito”, só com cirurgia. Mas sem cirurgia, dá pra melhorar bastante e, provavelmente, deixar você bem satisfeito. Isso é muito comum, pois muitas pessoas não querem se submeter a uma cirurgia ortognática. A dentista que você consultou, independente da sua comparação com os profissionais anteriores, passou confiança pra você? Se sim, manda ver! É uma questão de feeling mesmo…

      Espero ter ajudado. Abraço!

      1. Obrigado por responder, doutora. Ajudou muito sim. 😀
        Bem, a cláusula dizia o seguinte: Caso o tratamento terminasse antes, eu não pagaria multa nenhuma; caso eu resolvesse encerrar por conta própria, teria que pagar cinquenta por cento de cada mensalidade restante. Sinceramente, eu não via necessidade de existir um contrato onde eu tivesse que permanecer preso a um ortodontista por um tempo determinado. Se o trabalho dele é bacana, é certo que eu permaneceria. Nós sabemos que alguns profissionais (em todas as áreas) costumam empurrar com a barriga para receber por mais tempo, então fiquei meio preocupado com isso.
        Hoje eu já consegui uma ortodontista que faça meu tratamento sem tantas exigências contratuais. Ainda não tivemos a oportunidade de conversar melhor, mas já fui encaminhado para fazer a documentação e já agendamos a colocação do aparelho para a próxima semana. Espero sair de lá com todas as dúvidas cessadas. Um grande abraço!

        1. Eu não entendo muito da parte legal, Thiago… mas do meu ponto de vista, essa cláusula é abusiva e não se justifica. Pagar pelo quê, não é mesmo? Abraço!

  149. Eu vou colocar aparelho mas to com medo do alargador, mas quando eu for eles vao colocar o aparelho primeiro ou as borrachinhas pra alargar os dentes?

    1. Depende, Allison. Dá pra instalar as bandas (os “anéis metálicos” que são encaixados nos dentes de trás, por isso se usa separadores) antes ou depois dos bráquetes. Quem decide isso é o seu dentista / ortodontista.

        1. Mas não se preocupe com a ordem da instalação… o que interessa é que seu dentista preparou um plano de tratamento pra você e vai agir de acordo com ele. Pode ficar tranquilo!

  150. Dra. eu tenho duvidas:
    1-Quais os limentos que podem quebrar o aparelho fixo?
    2-Alem da escova macia e o fio dental, quais os outros produtos que eu possso usar para fazer a limpagem adequada do aparelho?
    3-Alimentos moles, sopas, pode ou nao comer?

    1. Amanda,

      1. Você deve evitar alimentos duros e pegajosos (balas, caramelos, amendoim, caroço de azeitona). Ainda, cortar os alimentos em pedaços menores (morder maçã de forma direta, nem pensar!)

      2. Existem escovas acessórias que podem ajudar: a interdental e a de tufo. O passa-fio dental (uma espécie de “agulhinha” plástica) é item obrigatório também. Tudo isso você encontra em qualquer farmácia.

      3. Alimentos moles e os líquidos estão liberados!

      Veja esse post, acho que pode ajudar: https://medodedentista.com.br/2011/08/como-escovar-os-dentes-usando-aparelho.html

  151. Quero colocar aparelho, como faço para que meus dentes fiquem moles logo, quero muito colocar aparelho, acho muito legal!

    1. Andressa, não há uma forma de “apressar” que os seus dentes de leite caiam. É preciso ter paciência… 😉

  152. Oi, tenho o canino superior direito um pouco mais pra frente, existe alguma maneira de coloca-lo no lugar sem fazer o uso de aparelho?

    1. Não, Junior. Se a ideia é movimentar o dente para alinhá-lo com os demais, só usando algum tipo de aparelho ortodôntico.

  153. Dra. tem 12 dias que fiz a segunda cirurgia de extração dos sisos. Tirei os 2 últimos. Não tenho mais dor, apenas uma sensibilidade insuportável nos últimos dentes inferiores. Até água em temperatura ambiente dói! Qdo posso colocar o aparelho? Tem que esperar cicatrizar completamente?

    1. Nina, essa sensibilidade deve ser passageira. E, em princípio, já é possível colocar o aparelho, não é preciso aguardar. Se seu dentista / ortodontista julgar que dá, ok.

  154. Doutora,

    Meu dentista colocou o aparelho nos dentes superiores e quatro separadores, mas só tenho consulta com ele daqui há um mês. Os separadores incomodaram um pouco na primeira semana, agora não estou mais sentindo dor. É normal ficar com eles tanto tempo?

    Outra dúvida, eu tenho alergia a níquel, não estou tendo problemas com o aparelho, mas fiquei com medo das bandas. Será que elas podem causar irritação? Como não tive tanta dor com os separadores, posso presumir que elas também não vão me incomodar?

    Obrigada!

    1. Jacqueline, não há necessidade de se ficar tanto tempo com os separadores, alguns dias costuma ser o suficiente. Mas se você não tem dor, ok. E sim, as bandas não incomodam tanto quanto os separadores (ao meu ver, elas não incomodam nada). A liberação de níquel depende do material com que elas são feitas, mas alguns tipos de bandas liberam níquel, sim. É bom deixar claro para o seu dentista que você tem alergia.

  155. Ja faz três meses que coloquei aparelho, realmente não doi, mas na primeira semana apos a manutencao o dente fica sensível, esse mes eu tive que por outro aparelho (no ceu da boca) eu nao sei o nome, mas por causa dele eu to falando com a lingua presa, e eu queria saber se com o tempo eu vou conseguir falar normal de novo.

  156. Poxa eu to sofrendo a prestaçao, meu dentista colocou a borrachinha para separar o dente, no outro dia voltei pra colar os brackets, depois de uma semana voltei pra colocar a banda em 1 dente so, depois ele vai por do outro lado, e sempre depois, isso é certo…?

    1. É assim mesmo, Elaine. Alguns dentistas montam o aparelho completo num dia só, mas geralmente a instalação é feita em etapas, até pra que o paciente “sofra” menos. 😉

  157. Olá! Numa das idas a minha dentista ela disse que eu precisava usar aparelho porque tenho mordida profunda. Eu agora vou ter que ir a uma consulta para ver o que preciso mesmo para por o aparelho numa doutora ortodontista. Será que basta eu usar aparelho em cima? Ou nas mordidas profundas é sempre recomendado aparelho em cima e em baixo? A minha duvida é porque eu nao tenho os dois molares de baixo e fico assustada como vao fazer isso! Mordida profunda incomoda bastante, até porque esta a partir devagar meus dentes de baixo 🙁

    1. Isabel, certamente será preciso colocar aparelho em baixo e em cima. O fato de você não ter os molares de baixo não contraindica que seja instalado aparelho no arco inferior.

      1. Que medicamentos ? Q pomadas? Q remedinhos? Ela tera que me indicar? Amanha depois da colocacao do aparelho? Vc esplica super bem, lol

        1. Ah bom. 🙂

          Sua dentista vai orientar você, não se preocupe. Na primeira semana você pode ficar com os dentes mais sensíveis, aí é possível tomar um analgésico (se for necessário). Para proteger a sua bochecha por dentro do atrito dos bráquetes, existe uma cera ortodôntica que pode ser comprada em qualquer farmácia… é só fazer uma “bolinha” e colocar em cima do bráquete que estiver machucando. Não há necessidade de usar pomadas, a não ser que surjam lesões/aftas. Geralmente, nesses casos, se usa a Gingilone ou o Omcilon A em Orabase.

          1. Bom dia dra, coloquei o aparelho sabado 23/02/2013, ocorre tudo bem, apesar da dentista ser muito grossa e sem paciencia com as coisas, foi tranquilo ate agora. Hj 24/02 nao esta doendo nd, e nem corto nd, coloquei o aparelho so na parte superior, a de baixo uso placa miorrelaxante por causa da minha atm, e normal nao doer nem cortar ??? :)))
            Tbem dra, ela nao me receitou nd, nem a cera odontologica, sei da cera pq vc me disse, a minha dentista disse q n precisa de cera, q e pra esperar machuca, dá uma bolha e depois eu ia acostumar, isso foi o absurdo.
            So me mandou comprar a escova e o fio dental ;@@

          2. Jessica, pra algumas pessoas não dói nada mesmo! Que bom, né?! Quanto à cera, ela diz isso PORQUE NÃO É NELA, né?! Mas tem em qualquer farmácia pra comprar, se precisar. 🙂

  158. Ola, eu uso o separador há 3 dias e vou ficar ate amanha de tarde, tem necessidade de ficar esse tanto de dias? O q incomoda mais são os separadores ou os aneis (bandas)????

    1. Jeje, é preciso usar os separadores pelo menos por 2 dias, mas depende do caso. E certamente o que incomoda mais são os separadores mesmo, as bandas não incomodam, não. 🙂

  159. Dra, fui no meu dentista e ela disse q nao havia necessidade de colocar outra (na verdade foi a secretaria) e pq ela coloco 2 gominhas (separadores) em cada dente, ai soltou somente 1. O que recomenda que eu faça?

    1. Vão 2 separadores em cada dente mesmo, Jessica… 1 na frente e outro atrás do dente. Se você foi orientada de que não há necessidade de colocar um novo separador, ok. Depende muito, também, do caso… algumas pessoas não têm os dentes BEM juntinhos, aí fica mais fácil.

  160. Boa tarde, eu coloquei os separadores ontem so q doi demais, a dor é insuportavel, tive febres e dores na cabeca, nao consigo comer nada, muito menos encostar minha lingua em meus dentes, so q hj quando acordei um elastico soltou devido eu ter um dente meio q fora do lugar, o que devo fazer?? Ja tentei colocar mas nao consigo, sera q vou te que ficar mais 3 dias com ela??

    1. Jessica, entre em contato com o seu dentista e avise que o separador caiu. Será preciso colocar de volta, senão a banda não vai entrar depois. É preciso ficar uns 2 dias com os separadores pra abrir o espaço necessário.

  161. Oi Ana, uso o aparelho ha 9 meses, tenho os dentes separados na frente. Isso nao quer se fechar, parece que cada vez que vou no dentista abre cada vez mais, isso e normal?

    1. Moab, depende do tipo de movimentação que o seu dentista está fazendo. Mas sim, antes de se fechar um espaço, às vezes, ele até abre mais um pouco.

  162. BOM DIA DRA TBM? Entao dra, vc poderia me dizer se e normal os brakets ficarem tortos, tipo assim cada dente, tem dente que esta retinho o braket, tem outros que os brakets parecem que subiram ,aquele fio que passa entre os brakets, nao esta reto, e sim torto. Dra, aquele dente que eu havia falado para ti que fiz canal uns 6 meses atrás continua doendo, vc acha que se for o caso extrair ele, isso pode ser possivel?

    1. Julia, a colagem dos bráquetes segue o posicionamento dos seus dentes, ou seja, se os dentes estão tortos, os bráquetes vão ficar tortos também. Mas isso vai se modificando com o alinhamento dos dentes. Quanto ao dente do canal, é importante que você procure o seu dentista pra reavaliar… não acredito que seja caso para extração, assim, de forma direta.

  163. Boa noite minha dra virtual rsrsr, entao dra, ja tem uma semana que estou usando aparelho nos dentes de cima, tenho sentido os dentes de baixo batendo nos de cima, doi pacas, como os dentes de cima ainda estao sensiveis sinto dores, as vezes conversando bato meus dentes de baixo nos de cima, isso esta me incomodando, doi mais ainda os de cima, isso é normal abrç…

    1. Julia, certa sensibilidade é esperada sim, pois seus dentes já começaram a se movimentar. Dessa forma, os de cima e os de baixo começam a “bater” de forma diferente do que você está acostumada, e o efeito é esse que você descreve. Vai melhorar, viu?!

  164. Olá Dra.
    Estou com uma dúvida em relação ao aparelho. Estou numa fase em que uso elásticos para prender a arcada superior à inferior. Já usei 2 meses numa posição e correu tudo bem, agora, faz 3 semanas amanhã que a ortodontista mudou de posição e não me estou a dar muito bem.
    Ela disse que a nova posição dos elásticos é para rodar as arcadas, pois, os meus dentes superiores, os da frente, não estão bem alinhados e colocou os elásticos que na parte inferior preso em 2 dentes e na parte superior só prende no canino, formando um triângulo. Do lado esquerdo está tudo bem, mas no direito na bochecha próxima do canto do lábio e próxima ao elástico formou uma bolinha de carne, isto porque a meu ver prendia sempre no elástico e o elástico corta/rasga essa bolinha.
    Já fui à minha dentista ela viu o caso e falou com a orto, a ortodontista disse para continuar mas a minha dentista disse para tirar os elásticos até que ela volte à consulta. Agora estou em dúvida, por isso peço também a sua opinião, tenho medo que fique com alguma infecção ou qualquer coisa mais grave. Também notei que há uma semana atrás me doía mais, mas continua…
    Também não queria tirar os elásticos, pois vou atrasar o processo.
    Por favor ajude-me…

    1. Lídia, se está machucando é melhor não usar, mesmo. É bom que a sua ortodontista reavalie antes de prosseguir com o uso.

      1. Mas se continuar com os elásticos poderei ficar com algum problema, tipo infecção, ou outra coisa qualquer? A dentista falou com a ortodontista e ela disse para continuar, mas a dentista disse para tirar. Também não queria atrasar o processo, imagine que tiro os elásticos e na próxima consulta volta a colocá-los da mesma forma? Estou entre a espada e a parede!

    1. Não, Rosangela. Pode incomodar um pouquinho depois de algumas horas, mas nada comparado a quando o aparelho foi instalado.

  165. Ola dra, tenho uma duvida, coloquei o aparelho sabado passado, nao sinto quase nenhum desconforto nos dentes, porem ao olhar a minha mucosa na regiao dos dentes inferiores vi que esta meio roxa, e normal? Os dentes nao estao moles, e por causa da inflamacao?

    1. É a mucosa ou a gengiva, Marcelo? Se for a mucosa, deve ser por causa do atrito dos bráquetes. Não é comum que isso ocorra na gengiva.

  166. BOA NOITE DRA VIRTUAL RSRSR, entao esse dente que esta mole ficou assim depois que eu coloquei aparelho, antes do aparelho nao sentia dor, estava normal. Depois da instalaçao do aparelho esse dente que esta mais sensivel, dolorido, mole.

  167. Boa tarde dra, acho que ja adotei vc como minha dra virtual rsr, dra me ajuda, estou preocupada, com medo, coloquei aparelho dia 29, hj dia 1 fevereiro ainda estou com dores nos dentes de cima, cada dia fk mais apertado os dentes, aquela pressao, para completar levantei hj cedo para fazer higienizaçao, nao pode nem tocar em um dente da frente perto dos dentes maiores da frente esta muito dolorido, senti ele mole como estivesse querendo cair, ai dra sera normal isso? Pelo fato dele estar mole esta doendo mais ainda com aparelho, mais td isso esta acontecendo depois que coloquei aparelho, sinto as vezes gosto sangue na boca, me ajuda dra, eita lele.

    1. Julia, gostei disso, “Dra. virtual”. 😉

      Essa sensação de dentes moles e a sensibilidade nos dentes é algo comum na primeira semana de uso do aparelho. Esse dente que está doendo mais, já estava mole antes de você colocar aparelho ou só ficou assim depois?

  168. BOA TARDE DRA! ENTAO, PRECISO DE SUA AJUDA COMO GRANDE PROFISSIONAL QUE ES, BEM, COLOQUEI APARELHO NA PARTE DE CIMA, MINHA DENTISTA COLOCOU BRACKETS, AQUELE FIO FINO PASSANDO PELOS BRACKETS, SO QUE NAO FOI COLOCADO TDS OS DENTES, MAIS NOS DA FRENTE, OS DENTES DOS FUNDOS MAIORES NAO COLOCOU, SO QUE PERDI ALGUNS DENTES NA PARTE DE CIMA, 2 DENTES MAIORES ENTRE DENTE E OUTRO FK DOIS ESPAÇOS COM PERDA DO DENTE, ISSO LADO ESQUERDO DA BOCA, DO LADO DIREITO PERDI UM DENTE, TEM UM ESPAÇO TBM, NA PERDA DO DENTE DRA DISSE QUE VAI TENTAR FECHAR ESSES ESPAÇOS QUE PERDI DENTE PARA QUE EU POSSA NO MAXIMO COLOCAR DUAS PROTESES, COM ESSA TENTATIVA QUE ELA VAI FAZER PARA FECHAR UM ESPAÇO QUAL METODO QUE ELA VAI USAR, QUE TIPO DE APARELHO! ELA DISSE QUE NA PROXIMA CONSULTA IRA COLOR MAIS ALGUNS BRACKETS NA PARTE DE CIMA, POIS ESSES DOIS FERRINHO DAS PONTAS ESTA MACHUCANDO MEUS LABIOS POR DENTRO, ESTOU SENTINDO COMO MEUS DENTES ESTIVESSEM TD MOLES NA PARTE DE CIMA, UMA FORTE PRESSAO SOBRE ELES, NORMAL? AGORA PARTE DE BAIXO ELA DISSE QUE VAI COLOCAR APARELHO QUANDO OS DE CIMA ESTIVEREM ARRUMADINHOS, DRA POR FAVOR TIRE ESSAS DUVIDAS QUE ESTOU, ME AJUDA! OLHA, DENTE DO FUNDO DA PARTE DE CIMA, LADO ESQUERDO ULTIMO DENTE MAIOR, FIZ CANAL UNS 5 OU 6 MESES ATRAS, ESTOU SENTINDO DOR NELE, PONTADAS, UMAS FISGADINHAS, COMO SE EU TIVESSE BATIDO ALGO DURO NESSE DENTE, NORMAL SENTIR DOR DEPOIS TER FEITO CANAL HA ALGUNS MESES ATRAS?! DRA, NA PARTE DE BAIXO DENTES DA FRENTE TENHO DENTE TORTO, ELE ESTA TORTO DE FORA PARA DENTRO DA BOCA, ENTRE OUTRO DENTE, NA COLOCAÇAO DO APARELHO NA PARTE DE BAIXO PARA ARRUMAR ESSE DENTE QUAL METODO DRA PODE USAR PARA ARRUMAR ELE! POR FAVOR TIRE MINHAS DUVIDAS, TDS ESSAS PERGUNTAS, DESDE JA TE AGRADEÇO DE CORAÇAO, QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO, FK COM DEUS, BJS SEU CORAÇAO, ESPERO RESPOSTA.

    1. Julia, quanta pergunta! Vamos lá. 🙂

      1. O método que a sua dentista vai usar eu não tenho como saber… só ela pode responder. Mas geralmente é instalado o aparelho fixo, com bráquetes, e os dentes são “puxados” com o uso de elásticos ou outro tipo de dispositivo.

      2. Essa sensação de pressão, de dentes “moles”, é normal no início do tratamento.

      3. Não, não é normal sentir dores depois de 6 meses do canal tratado. Peça que seu dentista avalie o que está acontecendo.

      4. Para alinhar o seu dente da frente, de baixo, é preciso aparelho fixo também. Não sei que técnica a sua dentista vai usar, mas pode ser preciso abrir um pouco de espaço com uma pequena mola, dessa forma o arco “puxa” o dente para se alinhar com os demais.

      1. Dra. vc é o maximo, fiz aquele monte de pergunta, tu ja respondeu rsrs, muito obrigada dra. tirar minhas duvidas ahh. Dra so esqueceu me responder pq aqueles ferrinhos da ponta do aparelho machucam tanto a boca por dentro (digo labios?). Tenha uma otima noite de descanso, bj boa noite.

        1. 🙂

          Os “ferrinhos” machucam por causa do atrito deles com a mucosa da bochecha, e o lado de dentro da sua bochecha não está acostumado com esse atrito. Mas isso tende a passar, e dá pra usar uma “cerinha” ortodôntica (que tem pra comprar na farmácia) que ajuda a proteger a bochecha do contato com os bráquetes.

  169. Minha mordida nao é tao profunda mas também nao é pouca, é media, em media quanto tempo eu devo ficar com o levante?

    1. Não dá pra estimar apenas pela sua descrição de “média”, Rosangela. Taí uma estimativa que só seu dentista, que conhece o seu caso, pode fazer.

    1. Não saberia dizer, Rosangela. Existe a versão fixa e a removível, o mais comum é que seja fixo. Só a sua dentista pode responder essa pergunta com precisão.

  170. Ñ estava conseguindo mastigar pq doia muito doutora, agora estou no 3o dia usando e ja estou conseguindo mastigar, mas com dificuldade.

    1. Nay, geralmente se espera até que o dentista possa avaliar a radiografia. Ainda, existem outros exames e medições (cefalometria) que são feitos com base nas radiografias, e isso não fica pronto na hora.

  171. Comi doritos, quando fui escovar os dentes percebi ke a cor da borrachinha saiu, era roxo agora ficou meio amarelado, feio =s
    O que eu faço?

    1. Rosangela, alguns alimentos podem pigmentar (“sujar”) as borrachinhas do aparelho, mesmo. Não há o que fazer, só trocando mesmo.

  172. Bom dia dra! Fiz minha documentação no final de novembro e acabou que a dentista entrou de férias e vai colocar somente agora no fim de janeiro, começo de fevereiro meu aparelho, tem problema esperar tanto assim?? A documentação é valida ainda???
    Obrigada!

  173. Doutora, coloquei as bandas hoje nas partes de cima aonde tava os separadores etc..
    A dentista falou ki eu tenho que levantar a mordida. O que significa? Eu vou ter que usar alguma coisa? Doi, incomoda? Me explica por favor, fiquei com medo, e vou fica com esse negocio pra levantar a mordida por quanto tempo? Se minha mordida é muito funda entao deve ser por isso que ela nao montou o aparelho na parte de baixo néh?

    1. Rosangela, se você precisa levantar a mordida deve ser porque a sua mordida é profunda e sim, deve ser por isso que sua dentista não instalou o aparelho embaixo. Pra pode instalar, você provavelmente vai ter que usar um levante, o que impediria você de morder sobre os bráquetes dos dentes de baixo. Não dói, não. O tempo que você vai usar o levante é o tempo necessário pra corrigir a sua mordida profunda, o que varia de pessoa pra pessoa.

  174. Boa tarde.

    Uso aparelho fixo ha 13 meses e ontem meu dentista colocou um aparelho que fica atrás dos meus dentes de cima (parte da frente) o que me impede de morder ou mastigar alimentos com os dentes de baixo (parte da frente). Quando fecho a boca meus dentes não encostam o que esta causando grande desconforto porque dá impressão de que tenho que ficar com a boca aberta. Minha fala ta horrível! Será que vou acostumar com esse aparelho? Vou voltar a falar normalmente?

    Meu dentista é bom profissional, porém não tem o habito de explicar o que faz na minha boca!

    Agradeço pela atenção.

    1. Juliana, esse dispositivo instalado pelo seu dentista se chama levante, e o objetivo é mais ou menos esse mesmo: não deixar você “fechar a boca” por completo. Provavelmente você tem um problema oclusal chamado mordida profunda, e o levante serve justamente pra corrigir isso, tanto por ajudar a colocar os dentes da frente/cima mais para “dentro” da gengiva quanto por ajudar a colocar os dentes de trás mais para “fora” da gengiva. Você vai se acostumar sim, mas pode levar 1 ou 2 semanas.

  175. Se minha dentista não colocou os separadores em baixo e eu não sei porque, mas existe a possibilidade de ela não colocar os separadores em baixo?
    Vou tirar os separadores amanhã e não quero sofrer de novo. =/

  176. Olá.
    Coloquei a parte de cima do meu aparelho anteontem e a parte de baixo hoje. O incomodo é suportavel (mas meu mau humor não rsrs).
    Gostaria de saber se todo mundo que coloca aparelho necessariamente precisa usar aquela borracha que parece baba na boca das pessoas e para que serve ela?

    Obrigada e desde já parabéns pelo blog, que a cada dia nos torna mais esclarecidos.

    1. Erica, fiquei tentando imaginar aqui o que seria essa “borracha que parece baba”… mas não sei se entendi. Talvez você esteja falando daquele elástico que se prende geralmente numa banda e no canino… se for isso, ele serve pra trazer um determinado dente pra sua posição, “encaixando a mordida”. E não é todo mundo que precisa usar, embora muitos tratamentos façam uso dele.

      E obrigada. 🙂

      1. Desculpe a forma escancarada que coloquei a situação, mas é exatamente esse elástico.
        É que trabalho num escritório e preciso falar o dia inteiro. Espero não ter que usar, acho que chama muita atenção e não fica “esteticamente bonito”.

        Muito Obrigada !

        1. Imagina Erica, sem problema. Eu estou acostumada com as descrições “alternativas” que os leitores do blog usam pra tentar me explicar seus problemas… é que às vezes eu penso, penso e não consigo relacionar com nada que eu conheça. Que bom que eu acertei. 😉

  177. Coloquei os separadores, mas a dentista colocou so em cima, e por que nao embaixo? Esta incomodando so um pouco.

    1. Rosangela, deve ser porque sua dentista, neste momento, só vai instalar as bandas de cima. Se ela vai ou não colocar as de baixo futuramente, é algo que só ela pode esclarecer.

  178. A colocação dos separadores demora? São quantos minutos para colokar, pq a dentista falou que eu posso ir qualquer horario.

  179. Tenho um grande problema. Não posso sentir nada na boca, algodão, aparelho nada. Coloquei o fixo e não tive problemas só na hora de moldar e agora estou usando o de contenção só que não consigo ficar com ele por muito tempo, quando sinto que tem algo no céu da boca me dá muita ânsia chego a vomitar. Isso é normal de acontecer?

    1. Não é muito comum, mas acontece. É uma reação bem subjetiva, Pamela, difícil de contornar. Se você não conseguir usar o aparelho removível, pode-se tentar alguma contenção que não use céu da boca (algo fixo, ou uma placa removível que englobe só os dentes, por exemplo). Converse com o seu dentista sobre essa possibilidade.

    1. Thallya, você leu o texto? Depende. A colagem do aparelho não dói, mas depois de algumas horas, quando os dentes começarem a se movimentar, pode incomodar um pouquinho, sim.

    1. Não, no dia da consulta o dentista vai encaminhar você para fazer os exames. Depois dos exames prontos (o que pode levar umas 2 semanas, dependendo da clínica), será marcado o dia da instalação do aparelho.

  180. Os separadores podem cair com facilidade ?
    Vou colocar dia 21 e quero saber tudo sobre eles para ficar despreocupada.

    1. Rosangela, eles até podem cair, mas não é algo assim tão comum. Geralmente isso acontece quando os dentes não são assim tão juntinhos.

    1. Não dói não, Bianca. É procedimento bem simples. O dentista usa um alicate próprio pra isso… basta encaixá-lo na banda e apertar um pouquinho, a banda descola e pronto.

  181. Olá!
    Coloquei o aparelho há duas semanas e foi bem tranquilo… Bem mesmo! 🙂
    A maioria das pessoas me assustava quanto a fazer machucados na boca, cortar, dor , etc… Vou colocar o separador dia 1º e a banda só dia 8, é muito tempo para ficar com o separador? Vi várias pessoas comentando que geralmente ficam de 2 a 3 dias… E que esse é o período mais incomodo e dolorido do aparelho, está correto? É muito tempo para ficar com o separador? Outra coisa, meu ortodontista disse que precisarei extrair mais 2 dentes além do siso para dar espaço… Fiquei com receio quanto à extração… é comum? Obrigada!

    1. Fernanda, nos meus pacientes eu costumo deixar os separadores apenas 2 dias, pois creio ser tempo suficiente para a separação dos dentes que receberão as bandas. Mas alguns dentistas deixam mais tempo, mesmo… eu não deixo porque acho que é uma fase meio chata, os tais separadores incomodam bastante (e eu sei disso porque também os usei). Com relação à extração de dentes por motivo ortodôntico, é um procedimento bastante comum.

  182. Adorei esse texto, coloquei o aparelho 10h de uma manha de sabado, hoje é segunda-feira, e meus dentes nao estao mais doendo, mas tenho que admitir, eu senti um grande incomodo quando chegou de tarde.

    1. Pois é Jefferson, geralmente é assim mesmo: a colagem dos bráquetes é totalmente indolor, mas depois de algumas horas, quando os dentes começam a se movimentar, pode ser meio chato, mesmo.

  183. Ta certo, espero o tempo que for preciso. Olha eu queria saber se doi quando vai botar o anel, que dizem que doi pra caramba, ai eu to com medo.

    1. Maysa, a colocação da banda (o “anel”) não dói não, o que pode incomodar um pouco são os separadores, que são pequenos elásticos que são colocados uns 2 dias antes para afastar os dentes e permitir o encaixe da banda.

  184. Oi Dra. td bem! Estou com duvidas em relação as minhas borrachinhas entre os dentes , apesar de estar doendo demais eu gostaria de saber se é normal usar tres delas e nao duas , será que vou colocar duas bandas na minha parte superior ?

  185. Primeiramente Parabéns pelo blog, tirou muitas dúvidas!
    Também vou colocar aparelho pois tenho mordida aberta, cruzada, e estou sofrendo muito com a ATM, pois meus dentes estao sem espaço.
    Dói mastigar, falar, ate dormindo sinto dor, horrível… meu maior medo é extrair, pois nunca passei por isso e morro de medo só de pensar em arrancar um dente, fui hj ao dentista e vou ter que fazer uma serie de exames, estou com medo de ter q passar por algum procedimento cirúrgico… só que não posso mais adiar o tratamento. Queria saber se dói muito extrair, tenho medo de ficar mt nervosa e algo dar errado 🙁

    1. Amanda, você já tá pensando LÁ NA FRENTE. Calma, primeiro faça os exames, depois seu dentista vai orientar você sobre o que o seu tratamento exige. E se houver necessidade de extrações, pode ficar tranquila: tudo é feito com anestesia e não dói. Sobre a sua dor na ATM, eu sugiro que você procure, também, um dentista especialista em DTM e/ou Dor Orofacial pra avaliar. Nem sempre o uso de aparelho é ou faz parte da solução de uma DTM (disfunção temporomandibular).

  186. Ola, eu tive que tirar 4 dentes, 2 superiores e 2 inferiores, coloquei o aparelho e agora que meus dentes estao alinhados meu dentista vai colocar essa corrente elastica, minha duvida é sera que os dentes que tao certinhos vão se afastar ou so vai fechar o buraco do dente que foi extraido? Demora mt pra fechar o espaco?Essa corrente tbm é pra colocar os dentes que sao pra frente um pouco pra tras?

    1. Laura, o elástico corrente serve para aproximar os dentes, ou seja, fechar os espaços. Os dentes que já estão alinhados devem permanecer alinhados. O tempo pra fechar os espaços varia, algo em torno de 6 meses a 1 ano. E sim, a corrente, por aproximar os dentes, traz os dentes da frente mais para trás.

      1. Oi, eu vou colocar aparelho dia 11/01/13, mas eu vou colocar aparelho só em cima, mas dói pra colocar ??? Sim ou não ??
        Eu estou com medoo! Pra não doer o meu dente, mas eu estou ansiosa!! 🙂

        1. Isabela, a colagem do aparelho não dói NADA. Só depois de algumas horas usando o aparelho é que você pode sentir algum desconforto, já que os dentes começam a se movimentar.

  187. Dra, meu dentista disse que vou ter que colocar uma liga que parece uma corrente, pra que serve? E tem que ficar o com essa corrente ate o fim do tratamento ou e so por um tempo? Ela doi mt?

    1. Depende da pessoa, Rosangela. Confesso que, no meu caso (quando eu usei aparelho), foi a parte que mais incomodou, sim.

  188. Eu tenho medo de colocar aparelho, minha tia que já colocou disse que dóiii muuuito, e o namorado dela falou a mesma coisa e estou com medo de colocar aparelho, porque o meu caso é de extrema urgência e preciso e é verdade que dói colocar o anel e os separadores? bjsss (espero rsps)

    1. Tayna, depende da pessoa. Colocar aparelho (a colagem dos bráquetes, em si) não dói absolutamente nada. Mas depois de algumas horas, pela movimentação dos dentes, pode incomodar um pouco sim. Os separadores, da mesma forma: na hora não dói, mas depois pode doer. Quanto às bandas (os anéis), não há motivo algum pra doer, pelo contrário: como geralmente se retiram os separadores para poder encaixá-las, se o paciente estiver com dor ela cessa praticamente de forma instantânea. Testemunho de dentista que já usou aparelho. 😉

  189. Eu quis dizer na hora de colocar os separadores, na mesma hora doi ? Estou com medo de colocar esses separadores D: Vou colocar os separadores dia 21 de janeiro e as bandas dia 24,bom… muitas pessoas na internet estão dizendo que doi muito… estou com um pouquinho de medo.

    1. Rosangela, não dá nem pra dizer que vai doer (pois cada caso é um caso), mas na hora de colar o aparelho não dói nada. Se doer, vai ser depois de algumas horas com o aparelho instalado, pois aí os dentes já começam a se movimentar.

  190. Eles nao atrapalham pra comer? Ou caem ? Essa parte dos separadores sao as unicas que podem causar incomodo ? Essa dor é uma dor que da pra suportar, ela vai diminuindo no passar dos dias??

    1. Rosangela, sim: os separadores podem cair, podem atrapalhar pra comer e podem doer. Mas tudo isso pode não acontecer, também. Se doer, é uma dor suportável e que pode ser amenizada com analgésicos.

  191. Doutora, eu ja coloquei aparelho, mas so a parte de cima, a minha dentista falou pra mim ir 3 dias antes da minha consulta pra colocar os separadores, mas dizem que doi muito, é verdade? E se é 3 dias antes da consulta eu vou fica com os separadores 3 dias?

    1. Isso mesmo, Rosangela, você deve ficar com os separadores por 3 dias (o que é tempo suficiente para os seus dentes se separarem e as bandas – os anéis metálicos – serem encaixados). Não dá pra dizer que vai doer… cada paciente sente de forma diferente. Mas pode incomodar um pouco, sim. Converse com a sua dentista pra que ela recomende um analgésico pra você tomar em caso de dor.

  192. Doutora, tenho os dentes bastante separados. Tenho a necessidade de colocar os separadores ou todas as pessoas que colocam aparelho têm que usar os separadores ?

    1. Rodrigo, se os seus dentes forem separados a ponto da banda passar entre eles, não há necessidade de colocar separadores.

  193. Ooooooooooiii DrªAna! 😀
    Instalei o aparelho somente na parte superior na última sexta, e não senti dor ALGUMA. Apenas senti os dentes sensíveis quando eu passava o fio dental e quando eu batia sem querer os dentes de cima nos debaixo.
    Estou mais feliz que pinto no lixo, mas daí me surgiu uma dúvida: será que quando eu colocar as bandas (ainda estou usando separadores) vai começar a doer ? Ou sou uma das poucas sortudas que não vai sentir maiores incômodos com o aparelho?

    1. Opa, bom saber Erika! Se você está usando os separadores e não sente dor, pode ter certeza: você é uma das “sortudas”. A colocação das bandas não dói nada, o que costuma incomodar são exatamente os separadores. Portanto…

      1. Na verdade, meu “receio” é de que as bandas façam o aparelho “puxar com mais força” e daí me dar dor. Mas pelo que eu entendi, a simples colocação dos brackets e do arco já eram pra me incomodar, certo?

  194. Bom doutora, eu precisava fazer um canal, mas aí não fiz. Aí o meu dente começou a ficar “comido” estou quase perdendo ele, os meus dentes são bem separados. Posso usar aparelho ?

    1. Rodrigo, pode, mesmo que você perca esse dente. Mas se der pra salvá-lo, é importante tratar o canal antes de colocar o aparelho. Procure um ortodontista pra avaliar.

  195. Boa Noite Dr. Ana
    Primeiro gostaria de parabenizar pela blog e pela simplicidade com que responde as perguntas!
    Coloquei o aparelho hoje, meus dentes são bem certinhos, o problema é que minha mordida é bem aberta, só respiro pela boca e coloco a língua entre os dentes… Tudo tinha sido bem tranquilo pra mim, os separadores, a colocação do aparelho em si, mas quando a dentista colocou a grade palatina na minha boca, começou meu pesadelo, ela disse que eu poderia optar pela grade fixa ou móvel e eu optei pela móvel (estou dando graças a Deus por isso) Saí do consultório e tive que correr pra casa pra cuspir a saliva, eu simplesmente não consigo de forma alguma engolir a saliva com aquela grade na boca, tem me dando muita ansia, já chorei muito hoje, acho que não vou conseguir, estava olhando umas fotos da grade fixa na internet e parece que ela não tem aquela parte acrílica que a móvel tem, será que assim seria mais fácil engolir a saliva? E que o grande problema é que a saliva vai pra cima da grade e não consigo engolir… estou muito frustrada por não estar conseguindo usar da forma adequada…

  196. Oi Drª. Ana,
    Estou usando aparelho ha 1 ano e 11 meses, não tenho nenhum dente obturado, mas eu acho que tem cariado, o que devo fazer?
    Desde já obrigado.

    1. Rayane, chame a atenção do seu dentista na próxima consulta, mostre o dente que você acha que está cariado pra ele avaliar.

  197. Oi Drª Ana! Vim perguntar em outro lugar! 🙂
    Acabadas minhas extrações, minha consulta com o ortodontista vai ser amanhã. Estou com um pouquinho de medo, por não ter absolutamente ideia alguma do que ele irá fazer. É verdade que alguns dentistas não utilizam mais a colocação das bandas? Tenho medo dos separadores, aquilo dói!
    Outra coisa: será que até o Natal já me acostumei com o dito-cujo? Quero comer até estufar na ceia e não quero nada me atrapalhando.

    Obrigada pela paciência de sempre! 🙂

    1. Oi Erika! Sim, nem sempre se usam bandas. Mas depende muito do caso, geralmente elas são usadas, sim. A questão é que os dentes molares são muito usados na movimentação dentária, prendem-se neles elásticos e ganchos, e nem sempre apenas o bráquete colado suporta a força exercida. O paciente leva mais ou menos 1 semana pra se habituar ao uso do aparelho, então se você instalar agora, certamente no Natal vai estar apta a meter o pé na jaca (gastronomicamente falando). 😀

      1. Então Doutora, parece que vou usar bandas sim, ele já colocou os separadores. Porém, dizem que dói MUITO, e eu não estou sentindo dor alguma, só um incômodo bobo como se tivesse agarrado um pedaço de carne no meu dente. Se fosse pra doer já estaria doendo ou a dor vem depois?
        Vou montar a parte superior do aparelho na sexta, espero que eu esteja, sei lá, forevermente anestesiada e não sinta tanta dor também. Oremos.

        1. Geralmente os separadores começam a incomodar algumas horas depois, mas pra algumas pessoas nem incomodam. A montagem do aparelho não dói absolutamente nada, pode acreditar. 🙂

          1. Já fazem umas 5 horas que coloquei os separadores e nada mudou. Nem uma dorzinha. Será que isso demonstra uma tendência a não ter muita dor com o aparelho?
            (parei de ser chata, juro)

  198. Quando e q que usa aquelas borrachinhas que ficam mas visiveis? Nao separada ;; em dentes separados pode? Para que serve tipo um araminho q coloka entre os dentes?

    1. Moab, você deve estar se referindo ao “elástico corrente”. Ele nem sempre é usado, depende do plano de tratamento. Ele pode ser usado, por exemplo, para aproximar os dentes e fechar espaços entre eles. O “tipo um araminho” eu não saberia dizer o que é, a não ser que você seja mais específico…

  199. Estou no processo de montagem do aparelho, porém notei hj que meu dentista inseriu a banda no dente que será extraído (segundo ele, após a montagem), pode acontecer mesmo??

    1. Samantha, até pode, mas não faz muito sentido se a extração será feita em seguida. Muitas vezes o dentista cola um bráquete no dente em questão para começar a movimentá-lo, o que faz com que a posterior extração seja facilitada (porque o dente não fica mais tão “fixo” no osso). Pode ser que seu dentista tenha pensado dessa forma.

  200. Doutora, coloquei o aparelho mas so na parte de cima, a mulher disse que daqui a 3 meses ela coloca a outra parte, pq daqui a 3 meses?

    1. Rosangela, não tenho como sugerir um motivo sem examinar você. Talvez você tenha mordida profunda, por exemplo, e colar os bráquetes de baixo, agora, não seja possível, pois você morderia em cima deles e os quebraria/descolaria. A melhor pessoa para responder a sua pergunta é a sua dentista.

  201. Ana, minha escovacao e super bem… eu queria saber porque as borrachinhas estao umas mais escuras do q as outras, mesmo eu esforcando na escovacao ! Sera que e por causa de alguma coisa que fez ficar assim?

    1. Sara, provavelmente foi por causa de alguma coisa que você comeu. Alguns alimentos têm mais corantes, a as borrachinhas pode absorver esses corantes e mudar de cor.

  202. Ana, so vou colocar aparelho no ano que vem… por que eu to com medo de nunca mais falar com aquele monte de ferro na minha boca kkkkkkkkkkkkk

  203. Oi d’novo,
    Antes de colocar aparelhos tive que fazer uma cirurgia de FRENECTOMIA LABIAL, meu dentista disse que se eu nao fizesse meu dentes iriam se afastar mais e piorar, isso e verdade?

  204. Olá Doutora, um brackets em um dente bem na frente na parte inferior descolou e o meu dentista soh está aki na cidade dia de sexta feira, e ficou horrível, eh normal descolarem? E isso atrasa o tratamento? Estou usando há 4 meses… bjus, obrigada pela atenção… 🙂

    1. Karlla, o descolamento de bráquetes é mais comum no início do tratamento, quando o paciente ainda não está habituado ao uso do aparelho. E, geralmente, são os bráquetes do fundo que descolam. Cada vez que isso acontece, pode ocasionar um atraso no tratamento sim… mas depende muito do caso, é difícil quantificar esse atraso.

  205. É, eu disse isso pra ela, eu vou colocar aparelho hoje a tarde, quer dizer, eu vou fazer uma consulta, ai se eu precisar eu vou colocar hoje mesmo, sera que pode fazer a consulta e colocar no mesmo dia?

  206. Não, minha mãe nunca usou, mas ela falou com uma amiga dela e a amiga dela tambem nao usou, mas ela disse que doi bastante.

    1. Rosangela, com todo respeito à sua mãe à amiga dela… se ambas nunca usaram, elas não têm como saber se dói ou não. 🙂

  207. Ana queria que vc me dissesse se pode colocar o aparelho em cima e embaixo no mesmo dia e sem ter que colocar aquelas borrachinhas que separam os dentes, e se precisa arrancar algum dente de atras… por favor me responda assim que vc puder… desde de ja agradeço.

    1. Jessica, pode sim. Às vezes o aparelho é instalado por completo na primeira consulta, às vezes é só em cima ou só embaixo… depende do caso. As borrachinhas separadoras serão colocadas uns dias antes do seu dentista colocar as bandas (aqueles anéis metálicos). Não saberia dizer se você precisa extrair algum dente sem examinar você e ver os seus exames.

    1. Debora, nem sempre doi, depende da pessoa. E, mesmo que doa, é passageiro… em 1 semana você já vai estar habituada com o uso.

  208. Vou colocar aparelho segunda-feira, minha mae disse que doi muito e nao vou aguentar. Mas acho que nao doi tanto assim né?

    1. Rosangela, eu acho que não doi tanto assim. A sua mãe já usou aparelho? De qualquer forma, cada pessoa sente de um jeito diferente. Pode incomodar nos 2 ou 3 primeiros dias, mas depois de 1 semana você já deve estar acostumada.

  209. Quem tem os dentes da frente separados tem que usar no maximo quanto tempo para voltar um resultado normal? Pode colocar aparelhos com o dente furado e tals?
    rsrsr

    1. Katy, não há como eu sugerir um tempo de tratamento baseada apenas na sua descrição. E não, o ideal é remover as cáries e restaurar os dentes cariados antes de colocar aparelho.

  210. Oi (: um dos meus brackets vive descolando e estou de saco cheio de ir ao dentista pra ela reclamar, colar e assim que sair de lá descolar de novo… aconteceu isso da ultima vez ! Estou pensando em colar com super bonder, pois consigo ver o lugar onde ele estava colado por causa da marca da cola da dentista, vai mesmo fixar o bracket ?

    1. Melissa, eu acho que não vai colar. Sem contar a chance de você colar (mesmo que um pouco) fora do lugar, e isso poderia entortar o seu dente.

  211. Bom dia Dra Ana,

    Gostaria de saber porque alguns aparelho ortodonticos ficam escuros, seria má qualidade, por causa de algum alimento ou bebida ou seria por falta de higienização?
    E a outra dúvida seria quanto (mais ou menos) leva para um dente volta para o lugar com a técnica do arco em T? É só para ter uma noção, de quantos meses isto pode acontecer. Agradeço a atenção.

    1. Margarete, creio que a explicação seja alguma coisa ligada à qualidade da saliva da pessoa que, sendo mais ácida ou mais básica, causa esse tipo de oxidação. Quanto à “técnica do arco em T”, não saberia sugerir um tempo de tratamento, já que depende do tipo de movimentação.

  212. Olá Dra. bom dia! Antecipei a consulta e realmente as “áreas radiopacas” são as minhas restaurações, a Dra. me disse que tenho uma discreta refração óssea (não sei se é esse nome mesmo), e que iria estudar a minha documentação junto com a outra dentista e marcar p/colocação do aparelho, isso demora muito??? Estou ansiosa e vou acabar desistindo se demorar muito. Obrigada dra.

    1. Eliane, você deve ter uma discreta RAREFAÇÃO óssea, o que quer dizer que há uma pequena perda de quantidade de osso de forma generalizada. Isso não impede que você use aparelho, só se houver algum problema periodontal ativo (o que não me parece o caso). Depois da documentação pronta, é preciso analisar seus exames e marcar o dia da instalação do aparelho, é mais uma questão de agenda mesmo.

  213. Oi Dra! No meu raio x apresentou algumas áreas radiopacas, minha consulta é so semana que vem e estou preocupada. Grata!
    Eliane Martins

    1. Eliane, áreas radiopacas onde? Como é que está escrito no laudo? Porque “áreas radiopacas” pode significar um monte de coisas, inclusive apenas restaurações.

  214. Meus dentes sao pequenos e todo mundo fala assim:
    – Mas seus dentes são pequenos como vc vai colocar?
    Tem algum problema, doutora, como vai ser colocado esse aparelho nos meus dentes?

    1. Rosangela, dentes pequenos não impedem a colocação de aparelho. Procure um ortodontista para avaliar. Se a gente for acreditar em tudo o que as pessoas falam… 🙂

  215. Dra., vou colocar aparelho na semana que vem e sou super sensível à dor, sei que vou sofrer muito, posso tomar um tramal para suportar a dor??? Obrigada.

    1. Eliane, é possível tomar um analgésico sim! Converse com o seu dentista a respeito. Não é preciso tomar o analgésico antes da instalação, pois um possível desconforto só vai começar a acontecer algumas horas depois da instalação.

  216. Doutora vou colocar a banda quinta-feira. O dentista pode montar o aparelho no mesmo dia ou eu tenho que ficar com a banda por um tempo primeiro antes de por o aparelho?

    1. Regiane, sim, o aparelho pode ser montado no mesmo dia. Mas geralmente não se faz isso por uma questão de conforto para o paciente, porque seria uma sessão muito longa. Mas, possível, é.

  217. Ta bom. Obrigada, conversei tambem com varias colegas de aula que usam aparelho no mesmo local que eu vou colocar o meu.

  218. Ok. Obrigada. 😀
    Tipo, se eu for la e disser que minha dentista disse que eu preciso de aparelho, ele coloca direto ou ele vai fazer exames?
    Tenho muitas duvidas né 🙂

    1. Ele vai fazer exames. A opinião da sua dentista serve apenas como uma referência pra você, mas quem vai avaliá-la oficialmente com relação à necessidade de usar aparelho é o ortodontista. Ele vai examinar você e encaminhá-la para fazer a documentação (pasta), se considerar que você precisa usar aparelho.

  219. Meus dentes são um pouco pequenos, nao tem poblema nao né? Vou em um ortodontista no mesmo lugar onde vou por o aparelho, mas eu queria saber mesmo se vou precisa colocar o fixo, porque eu queria colocar ele, queria saber ja com a dentista daonde eu estudo porque se eu for no ortodontista e nao precisar? =\

  220. Meus dentes são um pouco separados na parte de baixo e na parte de cima tem um dente ki nao cresce mais, ele é menor que todos. Posso perguntar pra dentista da escola em que estudo? Ai se eu precisar usar eu ja posso ir aonde coloca aparelho, ou nao é bem assim?

    1. Pode perguntar pra ela sim, Rosangela. Ela pode dar uma orientação inicial, mas depois você vai precisar procurar um ortodontista (em um consultório ou clínica onde se coloque aparelho) pra avaliar.

  221. Meus dentes sao pequenos e um pouco separados, sempre tive vontade de usar e acho que preciso. Que tipo de aparelho devo usar para juntar aos dentes? O fixo? Dizem que colocar aparelho doi, esse é o meu medo. Preciso fazer alguma consulta para saber se preciso colocar ?

    1. Rosangela, se você pretende corrigir os seus dentes certamente terá que usar aparelho fixo. Mas antes de qualquer coisa você precisa procurar um dentista/ortodontista e fazer uma avaliação, ele vai orientar você sobre como funciona o tratamento.

  222. Bom dia Dra. Ana,

    Mais uma vez aqui para tirar dúvidas. Já comecei meu tratamento ha quase 1 mês, coloquei o aparelho só na parte superior, e a parte inferior, só foram colados 4 braquetes (sem o arco), ela colocará na próxima consulta. A minha pergunta é: para comer algo molinho, posso puxar com o dente (exemplo: pão suiço), tenho medo de danificá-los, e portanto, estou partido com as mãos, mas um cachorro quente não tem como parti-lo com as mãos. O que faço? Aguardo resposta, e já te agradeço pela atenção.

    1. Margarete, apenas tenha bom senso: morda com cuidado e tente não morder pedaços grandes. O “perigo” é algum resíduo alimentar mais duro ou maior servir de “alavanca” e descolar os bráquetes.

    1. Nathanael, nem sempre todo o aparelho é instalado de uma vez só. Certamente a parte de baixo será instalada numa próxima consulta.

  223. Bom dia Doutora,
    Obrigada pela resposta. Mas estou usando no total oito bandas, quatro em cima e quatro em baixo, e isso esta machucando muito. Essa quantidade de bandas não é grande?

    Obrigada pela atenção!

    1. Se são 8 bandas deve ser porque todos os seus molares estão bandados, inclusive os segundos molares. É uma quantidade grande, mas não é uma situação assim tão rara. Tudo depende do seu plano de tratamento.

  224. Olá, fui ao meu dentista e ele disse que tenho que usar o disjuntor de hirax porque tenho a mordida cruzada, quanto tempo tenho que usar esse aparelho? E no meu caso enquanto isso posso por os fixos inferiores?

    1. Josivaldo, o tempo geralmente é de 3 ou 4 meses, mas pode mudar segundo o seu plano de tratamento. Sim, enquanto isso é possível instalar a parte de baixo do aparelho.

  225. Boa tarde Doutora, uso aparelho há um ano e seis meses, meus dentes superiores são um pouco para fora, a dentista falou que seria uma questão de estetica minha tentar coloca-los mais para dentro, mas como ja usei aparelho ao longo da minha infância e os dentes voltaram, então resolvi colocar aparelho mais uma vez.

    Hoje uso o aparelho fixo, e minha dentista falou que tenho que extrair 4 dentes para termos o resultado que eu quero, estou usando 2 bandas na parte superior, e vou colocar mais 2 na parte inferior, e isso está me machucando muito, hoje penso se vale apena mesmo extrair tantos dentes, pensei em extrair apenas os dentes da parte superior, gostaria de saber se isso é possível… é viavél arrancar tantos dentes assim? Lembrando que meus dentes de baixo ja estão alinhados, e a presença dessa quantidade de anéis sao mesmo necessários??

    Desde já agradeço!

    1. Aline, a extração de dentes por motivo ortodôntico é algo bem comum. Às vezes não tem jeito, para criar espaço para puxar os dentes para trás, só extraindo (veja esse texto –> https://medodedentista.com.br/2011/12/preciso-mesmo-arrancar-meus-dentes.html ). Sim, até é possível extrair só os dentes de cima… mas talvez isso nao seja o ideal no seu caso, talvez não haja como os dentes de cima e de baixo “encaixarem” se for feito assim. Vale a avaliação da sua dentista. Quanto aos “anéis” (as “bandas”), você está usando o número mínimo, que é 2 em cima e 2 embaixo. Não é muito não. 🙂

  226. Olá Doutora,

    Coloquei aparelho na arcada inferior este mês e nessa arcada já havia extraído há muito tempo um dente (mas o espaço não é muito grande) mas a dentista para colocar o aparelho extraiu-me o outro dente na mesma arcada mas do outro lado. Segundo a explicação dela é para movimentar melhor os dentes (esse espaço é maior). Gostaria de saber, mais ou menos em média, pois sei que cada caso é um caso, quanto tempo demora a fechar os espaços. O meu problema é mordida cruzada e a doutora disse que o que demorava mais era fechar os espaços.

    É possível que o espaço do dente que extraí mais recentemente mesmo sendo maior feche mais depressa pois ainda tem mais osso, ou é igual ao outro que tem menos espaço mas foi extraído já alguns anos?
    Nos aparelhos fixos a manutenção deve ser feita sempre de 5 em 5 semanas? Porque a minha dentista deixa passar sempre umas 8 semanas disse que a liga metálica durante 8 semanas está sempre a movimentar os dentes, é verdade?
    Aguardo resposta.
    Obrigada.

    1. Lídia, qualquer coisa que eu diga é “chute’… como você mesma disse, cada caso é um caso. Mas digamos que demore de 6 meses a 1 ano pra fechar esses espaços. E sim, a disponibilidade de osso na região interfere diretamente na movimentação, pode ser que do lado do dente recém extraído feche antes. Quanto ao intervalo das consultas, eu costumo marcar com os meus pacientes 1 vez por mês. 5 semanas costuma ser o suficiente para “aproveitar” o movimento que um arco pode oferecer… mas depende, também, de que tipo de material a sua dentista está usando.

      1. Olá Drª,
        Em relação ao intervalo das consultas a Doutora disse que 5 semanas costuma ser suficiente para “aproveitar”, isto significa que se a “manutenção” não for feita no tempo certo os dentes podem regredir, ou seja, voltar à posição anterior?? A minha dentista só marca de 8 em 8 semanas, segundo ela a liga metálica durante 8 semanas está activada (movimenta-se com a temperatura da boca, ou seja com a temperatura dos alimentos que como). Por exemplo se eu comer um alimento muito quente eu posso sentir “aquela dorzinha nos dentes e o mesmo aconteçe com os frios”.

        1. Não Lídia, os dentes não regrediriam, apenas deixariam de ser movimentados pelo resto do tempo. Mas como eu disse, eu não sei que tipo de material sua dentista usa, então talvez o arco usado por ela tenha essa característica de ser ativado a cada 8 semanas.

  227. Afs, vou colocar, não vai demorar não, ja marquei so pra colocar, tenho muito medo da minha boca ficar feia pq trenho os labios um pouco carnudos, e também de doer, afsss dizem que doi pra caramba… mas sei que vai valer a pena e muito, ja vii na minha propria familia resultados.

  228. Oi boa tarde, queria tirar uma duvida, coloquei 3 separadores dia 4 de outubro, tive que que repor os três pois caíram, minha dentista marcou a montagem do aparelho para o dia 18, mas quando cheguei lá ela constatou que não havia espaço, trocou um separador e marcou a montagem para hoje (23/10) cheguei lá e para minha surpresa, meus dentes ainda não separaram!!! Ela tirou e colocou dois separadores entre os dentes, pra ver se faz mais volume e eles se movem. Isso é correto e se eles realmente não se moverem existe outra opção ? Minha dentista disse que não pode montar o aparelho sem as bandas, porque meus dentes são bem tortos, aí o fio não vai segurar e vai soltar todos os braquetes. O que devo fazer agora?! ):

    1. Érika, em algum momento os seus dentes vão ter que se separar. Não tem outro jeito, só assim para instalar as bandas… é preciso aguardar. E realmente, dependendo do caso, sem as bandas há uma grande chance do último bráquete (do fundo) ficar descolando toda hora.

      1. Oooi, a minha dentista disse que eu realmente não vou abrir espaço, então ela vai usar uma banda pré-fabricada, disse que são mais finas e que vão encaixar nesse espaço que eu tenho! Você sabe como essas bandas funcionam ?!

        Obrigada!

        1. Imagino que a sua dentista vá “forçar” um pouco pra tentar encaixar as bandas. A banda pré-fabricada é padrão, é um anel metálico pronto que é ajustado na hora no dente.

  229. Bom dia Dra Ana,
    Coloquei meu aparelho ortodontico na parte superior, neste último sábado, entretanto, um braquete descolou, o que fazer neste caso? Espero até a proxima consulta que será dia 20/10 ou solicito uma consulta de imediato para minha orto? Já agradeço a atenção.

    1. Margarete, se o arco não estiver solto nem machucando você, é possível aguardar. Mas se estiver machucando ou houver uma brecha na agenda da sua ortodontista antes do dia 20, o melhor é colá-lo antes. Isso porque o dente sem o bráquete não será movimentado durante esse tempo todo.

  230. Vou tentar explicar de novo…
    Meu penúltimo dente do lado direito, está com um curativo, porque eu fiz um canal e depois precisaria de um bloco, mas conversei com minha orto e optamos por extrair esse dente e puxar o ULTIMO E O SISO para tapar o buraco, mas ela disse que essa extração só ocorreria depois dela ter colocado o aparelho, ou seja, pesquisei na internet e vi que os separadores são colocados justamente nesse dente, e nele eu tenho um curativo, já estou há bastante tempo com ele, entao ele diminuiu de tamanho, DIMINUIU BASTANTE, metade do dente foi perdido no canal, por isso precisaria do bloco… Não sei se agora deu pra entender, rs. Metade do dente é curativo, e ele já estava bem “comido”, uma parte dele está na linha da gengiva já, por isso acho que os separadores e as bandas nao ficaram no lugar. E a outra parte, é o seguinte: meu dente que fica ANTES DO CANINO, o dente NUMERO 12 é no céu da boca, quando mordo ele fica por trás dos dentes inferiores, e a dentista disse que só usaria os botons quando fosse puxa esse dente, primeiro abriria espaço e depois puxaria, porque quando fecho a boca ele fica coberto pelos dente inferiores, e nao sobra espaço para colagem do braquete. Entendeu? rs. Queria saber qual seria o procedimento nesse caso ? Ela pode primeiro ajustar a parte de cima pra depois colocar o aparelho em baixo? E se ela colocar os dois juntos, sem boton sem nada, meus braquetes vão descolar?
    (não sei se conseguir me expressar bem dessa vez, mas espero que entenda, mesmo assim, o obrigada (=)

    1. Érika, se o seu dente vai ser extraído, não há a necessidade de colocar separadores nele… a banda certamente vai em outro dente. Quando à mordida cruzada, agora eu entendi, você tem apenas 1 dente cruzado. Sim, sua dentista pode primeiro trazer esse dente para o lugar e depois colar o aparelho embaixo, mas dá pra fazer as duas coisas ao mesmo tempo também! Ela provavelmente vai abrir espaço com uma mola e só então colar o bráquete nele para alinhá-lo. Se você estiver com o levante (ou “boton”, como você disse), o bráquete não vai ficar batendo no dente do arco oposto e nem vai descolar. Era isso? 🙂

  231. Boa noite,
    Tenho algumas duvidas, vou colocar os separadores nessa quarta e o aparelho superior na quarta que vem. Mas tem um problema, meu penúltimo dente do lado esquerdo, está com um curativo bem gasto, precisaria fazer um bloco nesse dente, mas conversei com a dentista e optamos por extrair essa dente e puxar o ultimo e o siso, para o lugar deste que vai ser extraído, porém, o curativo que esta no dente, já esta bem gasto, e eu acho que os separadores nao iram segurar nesse espaço do curativo e muito menos as bandas ortodontica. Existem alguma solução?
    E uma outra coisa que me incomoda, é que eu tenho mordida cruzada e totalmente fechada, meus dentes superiores cobrem todos inferiores da parte da frente, nao existe espaço para colocação dos braquetes, a dentista já havia comentado que usaria botons, para que eu nao conseguisse fechar totalmente a boca, mas seria por causa de um dente encavalado e nao pela falta de espaço, como você procederia nesse caso?!
    Obrigada!

    1. Érika, eu não sei se entendi o que você quer dizer com “eu acho que os separadores nao iram segurar nesse espaço do curativo e muito menos as bandas ortodonticas”. Esse dente não será extraído? Você acha que os separadores podem cair? Qual dente será bandado (geralmente é o primeiro molar, e você me disse que vai extrair o segundo molar).

      Você disse que tem mordida cruzada… seria posterior? Porque se os seus dentes de cima cobrem por completo os de baixo, isso configura mordida profunda. Nesse caso, para colar o aparelho seria necessário um dispositivo para abrir a mordida, os “botons”, como a sua dentista sugeriu. Eu também não entendi qual a sua dúvida em relação a “mas seria por causa de um dente encavalado e nao pela falta de espaço”. O que você quer saber mais especificamente? Tentei “visualizar mentalmente” o seu caso e compreender as suas dúvidas, mas não consegui. Se você puder ser mais clara, fico à disposição.

  232. Oi Dra. Ana,
    Estou no começo do tratamento ortodôntico, já coloquei as bandas nos superiores, e as “danadas” das borrachinhas na parte inferior (que está doendo mais que as que coloquei em cima ha 1 semana atrás), a minha dúvida é: como posso fazer a higienização das bandas? Posso passar o fio dental neste local? Tenho medo que acumule restos de comida lá. Por enquanto, as bandas com os tubos não me machucaram não, foi tranquilo, não sei quando eu colocar mesmo todo o aparelho.

    1. Margarete, as borrachinhas incomodam MUITO MAIS que as bandas, na verdade eu nem acho que as bandas incomodem, a não ser quando estão largas ou soltas. Sim, você pode fazer a sua higienização normalmente, e pode (e deve) usar o fio dental ali também.

  233. Meus dentes de cima batem bastante nos braquetes do aparelho, por causa disso eles estão descolando, é normal ? Vou ter que usar outro tipo de aparelho ?

    1. Alicia, quando isso acontece geralmente se usa algum tipo de dispositivo para impedir que o paciente morda diretamente sobre os bráquetes, porque, senão, eles vão descolar mesmo, o tempo todo. Converse com o seu dentista a respeito, talvez seja o caso de colocar um “levante”.

    1. Nathalia, tudo o que eu poderia dizer a respeito está no texto acima. Pode ser chato no começo, mas você deve se adaptar rápido.

  234. Ola gente! Eu li num outro site que quandos pomos aparelho nos primeiros 3 dias são umas dores horriveis e que na primeira semana só nos deviamos alimentar com liquidos (exp. sopa) isso é verdade?

    1. Guilherme, cada pessoa passa por essa fase de forma diferente… dizer que todo mundo vai sofrer “dores horríveis” é exagero. A alimentação acaba sendo de alimentos mais pastosos mesmo, pois facilita a mastigação e a adaptação ao aparelho. Mas depois de 1 semana, é vida (quase) normal. 🙂

  235. NOTA DEZ
    Muito excelente esse texto… esclareceu bastante. Tenho uma dúvida… tenho um dente na parte superior que é obturado… Quero saber se há algum problema em colocar aparelho se isso interfere, ou pode até mesmo quebrá-lo.

  236. Olá, tenho uma duvida, eu vou colocar o aparelho e a minha dentição superior nao tem os dentes completos queria saber se posso colocar uma protese parcial onde nao tem dentes e usar o aparelho normalmente. Obrigada!

    1. Edione, pode. Mas essa prótese terá que ser totalmente acrílica, para que possa ser desgastada e ajustada ao longo do tratamento. Outra opção é prender as coroas no próprio aparelho, através dos bráquetes (o que só funciona em dentes da frente).

  237. Vou botar aparelho hoje e estou com medo pois o dentista disse que vou ter que ficar 2 ano de aparelho, sera que vai doer muito??? bjs

    1. Ana Júlia, na primeira semana, que é o periodo de adaptação, pode incomodar um pouco sim. Mas passada essa fase, é vida QUASE normal. É só escovar os dentes direitinho e seguir as recomendações do seu dentista, você vai tirar de letra. 🙂

  238. Drª Ana, obrigada por ter respondido ao meu comentário anterior. Tenho outra dúvida: quanto à banda que está no meu dente direito inferior, tenho a impressão que ela está “enterrada” na minha gengiva. A gengiva ao redor da banda vive inflamada e não consigo mastigar nada nesse lado, pois me custa uma dor enorme no dente, na gengiva e na mandíbula.

    1. Lorena, provavelmente não é só impressão sua. Ou a banda, quando foi instalada, já “entrou” na gengiva ou a gengiva “cresceu” sobre a banda. De qualquer forma, é preciso removê-la e ajustá-la, pois isso pode trazer (e já está trazendo) problemas pra você. Chame a atenção do seu dentista quanto a isso.

  239. Obrigado Dr. Ana pela resposta
    Sabe dizer quanto tempo leva para o dente nascer? Já que eu tenho 41 anos, será demorado?
    Outra coisa, em 4 meses de tratamento não percebi nenhuma movimentação do meu dente. Isso é normal?
    Desde já agradeço
    Abraços

    1. Geralmente o tracionamento do dente leva uns 6 meses. Eu costumo dizer assim: a bem melhor tratar um paciente que tem os dentes BEM tortos do que um que tem os dentes só um pouco tortos… porque aquele que tem os dentes bem tortos, vê os dentes desentortando com mais facilidade (e velocidade) e fica feliz :). Ou seja: é normal sim você não notar a movimentação, até porque você está de aparelho só há 4 meses.

  240. Boa tarde!
    Tenho 41 anos e o meu aparelho foi colocado tem 4 meses, mas eu não sinto nenhuma dor… será que dentista está me enrolando?
    Porque eu só faço trocar o anel ele não aperta, porque os amigos que colocaram aparelho falam que os dentista deles apertam… dizem q ficam ums 3 dias doendo e eu não sinto nada. E necessário realmente apertar o aparelho? Outra coisa… eu preciso fazer uma cirugia para tirar o dente da frente, pois existe um outro por dentro… o dentista disse que vai tirar e puxar o que esta dentro e eu vou ficar banguelo por num mínimo 6 a 12 meses…
    Existe outra forma … tipo colocar outro dente no lugar enquanto o outro nasce?

    1. Natanael, pessoas diferentes sentem de forma diferente. Não é uma regra que os dentes doam ao se “apertar” aparelho, embora a maioria das pessoas relate certa sensibilidade. E, na verdade, o aparelho ortodôntico não é “apertado”, essa é só uma forma que as pessoas usam para descrever o que sentem… parece que, para o seu caso, o normal é isso mesmo.

      Não, você não precisa ficar sem dente até que o outro seja tracionado para fora. É possível usar uma coroa que vai presa no próprio aparelho para “disfarçar” o espaço até que o seu dente “desça”.

  241. Ah, mas é normal isso acontecer ? Os de baixo descolarem ? Porque tipo eles não colocaram o ferrinho na banda nem nada, deixaram a banda sem nada. E meus dentes eles encostam bastante nos dentes de baixo, vou ter que usar outro tipo de aparelho ?

    1. É comum acontecer de descolar 1 ou 2, Aline. Mas, realmente: caírem todos de uma vez só não acontece todo dia. Pode ser que, quando você morde, esteja tocando com os dentes de cima nos bráquetes de baixo, e não nos dentes de baixo. Seu dentista vai ter que verificar isso quando for recolar.

  242. Então… eu ja uso o aparelho em cima, ai ontem eu fui colocar embaixo, coloquei e quando cheguei em casa fui comer um pastel, e uns descolaram, eu so estava usando o aparelho em 7 dentes e agora não to com mais nenhum, porque todos descolaram, o que devo fazer ? Vou ter que pagar ? Usar aquelas borrachas ?

    1. Aline, entre em contato com o seu ortodontista para recolar os bráquetes que soltaram. Cada profissional tem sua própria política com relação a cobrar ou não quando isso acontece, mas eu acho que ele quiser não estará errado. A quais “borrachas” você se refere?

  243. Doutora, eu coloquei aparelho nos meus dentes, coloquei em cima e embaixo na mesma sessão, isso é correto? E a respeito de uma dorzinha chata que ja começou hoje mesmo demora muito para passar? Eu posso tomar algum remédio que diminua um pouco essa dor?

    1. Luiz, alguns dentistas instalam o aparelho inteiro, outros só em cima e deixam para instalar embaixo numa outra consulta, outros primeiro colocam as bandas… e por aí vai. Ou seja, a instalação pode ser feita de várias formas. Sim, você pode tomar um analgésico, converse com o seu dentista para que ele prescreva um pra você.

  244. Eu vou ter que usar, mas antes vou ter que fazer uma cirurgia chamada frenectomia labial superior, eu estou morrendo de medo. Eu queria que vocês me ajudassem a ter menos medo.

    1. Camila, é uma cirurgia muito simples, pode ficar tranquila. A anestesia é local, você leva uns pontinhos e depois de 1 semana já deve estar tudo ok. 🙂

  245. Estou usando o aparelho fixo há 4 meses, e sempre que faço a manutenção volto com dores insuportáveis nos dentes e na mandíbula que duram mais de 3 semanas. Faz 4 meses que não consigo mastigar nada sólido sem sentir muita dor. É normal a dor continuar por todo esse tempo após a manutenção?

    1. Lorena, não é normal, não. Nos 2 primeiros dias após a manutenção e até passar a primeira semana com certa sensibilidade pode ser considerado algo “normal”. Mas mais que isso, causando até outras restrições pra você, não é comum. Relate isso para o seu dentista.

  246. Olá doutora, adorei as suas palavras e tenho uma duvida e gostaria que me respondesse, o raio-x que tirei para colocar o meu aparelho mostrou que os meus 2 dentes inferiores da frente têm a raiz muito curta e tenho um grande risco deles cairem! Colocando o aparelho o risco ainda é maior? E sera que eles vão suportar a movimentação? Desde já agradeço.

    1. Juliana, nesse caso a movimentação ortodôntica é um fator de risco sim. Porém, se nós estivermos falando de uma radiografia panorâmica (aquela grande), muitas vezes a sobreposição da coluna e o próprio ângulo de incidência dos Raios-x causa esse efeito de “encurtamento” dos dentes inferiores anteriores. Portanto, pode ser que você não tenha as raízes curtas na realidade, e que seja só a imagem. Vale a pena fazer uma radiografia periapical da região pra confirmar.

  247. Olá, doutora!
    Gostaria de saber se quem tem prótese fixa pode fazer uso de aparelho ortodontico. Desde já obrigada.

    1. Joaquina, pode. Mas depende do tipo de prótese. Coroas unitárias não impedem de forma alguma a movimentação dos dentes, já pontes fixas grandes podem ser um problema, restringindo o movimento.

  248. Oii, eu sou o Gustavo e hoje eu estive indo no dentista, estou usando um aparelho que fica no ceu da boca, e hoje minha dentista falou que eu tenho que colocar um anel antes de colocar o aparelho, isso e enrolação ou precisa mesmo e depois de quanto tempo eu coloco o aparelho depois que eu colocar esse anel? Obrigado *-*

    1. Gustavo, imagino que esse “anel” a que você se refere sejam as bandas. Não tem enrolação não, geralmente tem que colocar mesmo… mas o tipo e quando colocar, depende do planejamento do seu caso.

  249. Olá sou a Carol, eu vou colocar aparelho mas ainda nem comecei o tratamento e quero saber com toda a sinceridade se doi? Muitas pessoas que usam falam que parece que o dente esta mole. Então me explique se doi ou nao?

    1. Oi Carol… eu fui totalmente sincera no texto acima, sério mesmo. Na primeira semana você estará em fase de adaptação, e seus dentes podem ficar mais sensíveis sim. Mas, com o passar do tempo, a tendência é você “ir esquecendo” que usa aparelho, e aí é vida normal. Algumas pessoas nem reclamam, dizem que não sentiram nada…

  250. Doutora fiz meu kit ortodôntico na quarta feira da semana passada e me disseram que era de 5 à 8 dias uteis para a entrega do kit, depois disso fui fazer uma restauração e uma remoção de tartaro. Agora só esperar o kit ficar pronto pra colocar o aparelho, mas doutora ai que vem as minhas dúvidas, não é necessário eles terem colocado logo as liguinhas separadoras ? Pra quando eu for colocar já tirar ou só coloca depois que começa a usar o aparelho ? Enfim, será que eu vou colocar logo aparelho ou o meu dentista só pode saber o que ele vai fazer 1° quando o meu kit ficar pronto ?

    As minhas únicas dúvidas eram essas pois seu texto acima é muito eficiente para tirar as dúvidas frequentes das pessoas mal informadas, como eu era ate ler esse seu texto.

    Obrigado!

    1. Wanderson, os separadores são colocados para separar os dentes de trás e ser possível, assim, encaixar as bandas (os anéis metálicos). Nem sempre isso é feito no mesmo dia da colagem dos bráquetes, pois seria uma sessão muito longa, mas certamente seu dentista o fará posteriormente. Mas, entando tudo certo com os seus exames, você deve colocar o aparelho já na próxima consulta.

  251. Olá eu coloquei aparelho no dia 25/07/12 só que eles não colocaram os aneis e nem a borrachinha de separação, gostaria de saber por que ? É obrigatorio colocar ?

    1. Monique, não que seja obrigado… mas na maioria dos tratamentos os “anéis” (as bandas) são usados. Nem sempre as bandas são colocadas já de início, provavelmente seu dentista irá fazer isso posteriormente (no mês que vem, por exemplo).

  252. Olá doutora,

    Há alguns dias conversei com uma menina que usou aparelho fixo durante 2 ou 3 anos e agora já o retirou. O problema é que disse que ficou com os dentes “estragados”, que até os anda a tratar pelo facto de ter “aquela cola que segura o braquete”, isto pode acontecer, ou seria por falta de higiene bucal.
    Eu ainda uso aparelho há pouco tempo mas tento lavar sempre bem os dentes e ainda passo aquela escova entre os dentes, debaixo do arco e faço todos os dias bochechos com ELGYDIUM, penso que é este o nome e na consulta que fiz minha dentista falou que estava tudo bem, até as gengivas.
    É verdade que os dentes se podem estragar com o uso do aparelho?
    Agora fiquei preocupada…

    1. Lídia, a única forma do “aparelho estragar os dentes” é quando o paciente não mantém a higiene em dia. E mesmo nesse caso a culpa não é do aparelho em si, mas da negligência do paciente com a escovação. Não se preocupe!

  253. Oi doutora, me fale uma coisa, o uso do aparelho atrapalha para beijar, quando eu for beijar o meu marido o uso do aparelho pode machucar ele?

    1. Fernandynha, não atrapalha não. Poderia atrapalhar se fossem aqueles bráquetes que são colados na parte de dentro dos dentes mas, nos convencionais, não atrapalha nada. 🙂

  254. Coloquei a parte de baixo do aparelho e está me incomodando pois não consigo encostar os dentes de cima com os de baixo, parece que as bandas de baixo ficaram altas e por isso pegam nos dentes de cima, e não deixam a arcada de cima se encaixar na de baixo… desse jeito não consigo comer, pois os alimentos não são mordidos, uma coisa horrível… minha dentista disse que a banda não descia mais que aquilo e q eu me acostumaria. Mas como acostumar, se não consigo comer, ainda não dói nada, talvez amanhã irá doer, mas o q realmente esta me incomodando é o não fechamento dos dentes para comer… o q fazer.??? Devo procurar minha dentista amanha, um dia após colocar o aparelho, ou espero dois ou três dias, socorrooooo…..

    1. Elaine, em tese as bandas não deveriam estar “altas” assim… mas eu também não conheço a dificuldade que sua dentista teve em instalá-las e a forma que você morde. Se está incomodando MUITO você, eu acho que vale a pena entrar em contato com ela pra reavaliar.

  255. Dra Ana, coloquei o aparelho faz 5 dias e ainda estou sentindo dor nos dentes. Foi colocado os braquetes, a borrachinha, o fio e os separadores também. Isso é normal? Enquanto não tirar os separadores, vou ficar sentindo dor? Só devo voltar lá daqui a 4 dias. O que fazer?
    Parabéns pelo blog. Muito bom!
    Obrigada!

    1. Josemeire, a dor provavelmente persiste por causa dos separadores. A boa notícia é que, removendo-os, a dor cessa na hora. E não adianta, porque você só vai poder removê-los quando for instalar as bandas, senão os espaços fecham e as bandas não entram… ou seja: que esses dias passem rápido. Seu dentista prescreveu algum analgésico? Senão, entre em contato com ele.

  256. Eu acabei ficando com o aparelho, posso voltar ao dentista e pedir para tirar e até paguei. Mas acho que não foi uma boa escolha, será que o dentista vai querer que eu pague novamente para ele remover?

    1. Não tem problema, fique com ele então. Mas não perca tempo em procurar um novo dentista. Se você quiser remover mesmo, entre em contato com o seu dentista e explique a situação… mas, via de regra, a remoção tem um custo.

  257. Vou mudar de cidade é melhor tirar ou deixar o aparelho e pagar por ele ou tirar e recomeçar novamente ? se eu não tirar devo levar algum documento ou somente a minha pasta documentada e meu histórico?

    1. Laodicéia, se você pretende continuar o tratamento com outro dentista na nova cidade, você pode até não remover. Porém, nada garante que seu novo dentista use o mesmo tipo de aparelho que o antigo, portanto há uma grande chance de que ele queira remover esse aparelho e instalar um novo. Portanto, eu acho que o melhor mesmo é remover de uma vez… até porque às vezes demora um pouco até que você encontro um novo profissional, e durante esse tempo não é legal ficar de aparelho e sem supervisão nenhuma.

      Em resumo: o melhor é remover o aparelho, pegar a sua pasta / modelo e procurar um novo profissional. Não há necessidade de nenhum outro documento específico. Se o novo dentista precisar de alguma informação mais específica, pode entrar em contato com o anterior por telefone mesmo.

  258. Olá Dra. Ana, tenho um probleminha nos meus dentes e gostaria de saber que se nesse caso eu usaria aparelho, ok? Tipo os meus dentes de cima no fundo do lado direito eles são menos que o do lado esquerdo, e os meus dentes debaixo são um em cima do outro, nesse caso eu usaria aparelho dentário ?

    1. Náthally, se você pretende corrigir esses problemas certamente terá que usar aparelho. Procure um dentista / ortodontista para avaliar!

  259. Olá,

    Fui ao dentista esta semana e ele me disse que preciso usar aparelho, porém meus dentes de cima são perfeitos e os de baixo só tem um meio deslocado, e minha mordida não é perfeita. Acha que realmente tenho a necessidade de utilizar o aparelho?

    1. Andrielli, se você pretende corrigir esse dente deslocado e o problema de mordida, só com aparelho. Mas, se você não quiser corrigir (se esteticamente não incomoda você e não há outros sintomas como dor), você não é obrigada a usar aparelho. Fica a seu critério.

  260. Eu coloquei aparelho ontem, ele nem me incomoda muito pois já havia usado antes 🙂 acho que vou colocar as bandas,mas estou com medo :/

    1. Ana, se você já conhece como é feito não há razão pra ter medo. Vá tranquila, você vai tirar de letra. 🙂

  261. Olá.

    Estava a passar os olhos nesta secção do blog “Colocar aparelho… dói?” e fiquei um pouco preocupada com um comentário que li… Na arcada inferior tinha extraído um dente há alguns anos, e a minha dentista para me colocar o aparelho inferior disse que tinha de me arrancar um dente, na mesma arcada, mas do lado oposto. A dentista também disse que como tenho os da frente um pouco apinhados que era melhor extraír. Agora fiquei preocupada a pensar se essses dentes me vão fazer falta e terei que os colocar, pelo que entendi os dentes de trás vão ocupar o espaço dos extraídos.

    Doutora, gostaria também de saber se no caso de uma mordida cruzada e os dentes inferiores, só os da frente, um pouco apinhados, num tratamento ortodôntico qual é a 1ªetapa, ou seja, 1º “endireitam” os dentes tortos, e só depois é que “descruzam a mordida, ou é tudo feito em conjunto.

    Com a sua experîência Doutora, ainda nunca assistiu a problemas de mordida cruzada resolvidos em menos dos 2 anos?

    Obrigada,
    Desculpa tantas perguntas, mas é muito bom ter na internet um blog tão credível como o seu.

    1. Lídia, na verdade é uma questão matemática: se sua dentista sugeriu a extração de mais esses dentes, certamente é por uma questão de falta de espaço. Se ela “abriu”, vai ter que fechar esses espaços.

      Geralmente os dentes se alinham antes e depois a mordida cruzada é resolvida, mas muitas vezes essas mecânicas são paralelas. Sim, já vi problemas de mordida cruzada serem resolvidos em menos de 1 ano.

      E obrigada. 🙂

  262. É possível colocar o parelho sem essas tais borrachinhas para separar os dentes? No meu caso meus dentes não tem nenhum espaçamento (nenhum que caiba a coroa)…

    1. Antonio, é. Mas, nesse caso, você não usaria bandas (os anéis metálicos) nos dentes de trás. E quase sempre esse tipo de peça é usado no tratamento ortodôntico… portanto, depende do seu problema de mordida e da avaliação do dentista.

  263. Oi vou fazer a colagem quinta feira dia 21, mas ainda tenho de fazer uma extracao do ultimo dente do fundo, meu dentista disse que não haveria problemas, que depois extrairia… isso é verdade?

  264. Bem… faz dois dias que coloquei, coloquei na parte de cima, queria saber se na parte de baixo dói mais, porque ta muito ruim essa dor, e fiquei sabendo que as liguinhas para colocar o anel dói mais, eu não sei se vou aguentar… 🙁 , dói mais a parte de baixo?

  265. Euu coloqueii o meu aparelhoo hoje de 15:00 da tarde, ta começando a mim incomodar mais, vale a pena usar…
    eu seii que vaii valer a pena *-*

    1. Vai valer a pena sim, Gabryella! Daqui a uma semana você já estará acostumada com o aparelho, fique tranquila.

    1. Olá doutora, eu uso aparelho ha 4 meses, nao precisei usar alargador. Minha duvida é que antes eu usava as borrachinhas coloridas, e agora estou usando a corrente elastica, quero saber se eu vou voltar a usar as individuais, ou se a partir de agora só vou usar essa ate o fim do tratamento? Um beijo e obrigada!!

      1. Adrielle, depende do planejamento do seu ortodontista. A partir do momento em que se usa o elástico corrente não é obrigatório usá-lo até o fim. Mas taí uma pergunta que só o seu dentista pode responder com conhecimento de causa… 🙂

  266. Oi coloquei aparelho ontem so na parte de cima queria sabe o pq? Meus dente de baixo sao mais tortos e bem mais separados dos que os de cima, sera que a dentista e doida e vai prejudica meus dente + ainda? Aff ela marcou agora pra ir la so dia 11/06 e nao me falo porra nenhuma, queria sabe o pq ela coloco so em cima, unica coisa q eu sei e q embaixo tenho 1 dente furado e antes de por o aparelho ela disse q esse dente precisaria ser tratado antes sera esse motivo? Quanto tempo + ou – e pro aparelho ta todo na minha boca? Unica coisa q ela fez foi colar as pedrinha nos dente depois passou 1 linha senti dor nenhuma, quero sabe quando a dor vai vim de vdd, pq eu sempe gosto de sentir dor a vida facil e ruim d *-* obg!

    1. Cleiton, nem sempre se instala o aparelho todo de uma vez só. Em alguns casos, como em pacientes com mordida profunda, não há espaço disponível para colar os bráquetes na parte de baixo, por exemplo, e essa colagem às vezes é adiada. Ainda, pode ser que sua dentista não tenha instalado a parte de baixo justamente pela cárie que você diz ter. Mas a melhor forma de saber o motivo real é perguntando para ela. 🙂

      E, frustrando suas expectativas, nem sempre doi quando se usa aparelho. Mas normalmente as pessoas ficam felizes com isso. 🙂

  267. Oi! Coloquei meu aparelho hoje, mas esta simplesmente insuportavel. Eu nao vou aguentar ficar com esse treco no meu dente mais nem um dia. Estou tao arrependida. So fico chorando! Por favor, estou desesperada para retirar. Posso voltar ao dentista e pedir p retirar? Ta me dando ate falta de ar. Por favor me ajudem 🙁

    1. Junia, CALMA! Os 2 primeiros dias podem ser mais chatos mesmo, pois há todo um processo de adaptação do seu organismo e, como os dentes já começam a se movimentar, pode haver desconforto (o dentista não prescreveu um analgésico para esse caso?). Mas passa, eu prometo (e eu usei aparelho também, sei bem do que estou falando). Daqui a uma semana você já vai estar totalmente habituada ao uso do aparelho. Você pode até pedir para o dentista remover já, mas eu acho que você vai se arrepender de novo…

      1. Gente meu primo usa aparelho ha dois meses: logo no começo um dia chegei na casa dele para visitar minha tia.
        OLHA A SITUAÇÃO QUE EU ENCONTRO: minha tia morrendo d rir por causa do meu primo chorando de dor. Imagine uma criatura de 17 anos chorando desesperadamente ameaçando rancar o aparelho com um alicate de unha ( RSRSRSRS ABSURDO!!) nao aguntei comecei a rir pra piorar ainda levei uns dois tapas por chorar de rir da cara dele.

    2. Bem! Coloquei aparelho ha 2 meses e so senti dor os primeiros dias… tipo, colocou apenas do lado de cima. Com quantos meses poderá colocar em baixo??

      1. Sarah, depende do caso e de que tipo de problemas de alinhamento/posicionamento dentário você tem. Converse com o seu dentista a respeito e pergunte quando isso será possível.

  268. Gente, na boa, coloquei meu aparelho ha 3 anos, e devo tirar daqui a um mes ( ALELUIA senhor).
    E, se vcs querem a verdade, aí vai:
    Vc vai sobreviver, mas vai passar por momentos insanos de dor (sério já cheguei a acordar no meio da noite e começar a chutar a parede de tanta dor)
    Eu não sou fresca com dor, é sério, mas o problema do aparelho é que a dor demora pra passar (tipo uns 3 dias).
    As piores coisas são: as borrachinhas (mas é só nos dois primeiros dias), sério vc pensa q vai morrer, e uma pecinha (nem todo mundo tem q colocar) no último dente lá atrás, o negócio come a carne da sua bochecha… é triste.
    Então, para vc que vai colocar aparelho: meus pêsames.

    1. Ahauahaha! Desculpe Clara, mas eu tive que rir da sua “sinceridade”.

      Sim, pode ser pior para algumas pessoas, mas não é SEMPRE assim. Cada um enfrenta a situação de forma particular. Algumas pessoas sofrem mais, outras menos, outras NADA. Acredite, acontece. 😉

  269. Nossa muito interessante seu texto, excelente para quem ainda tem duvidas em relação ao aparelho. Nossa estou super feliz com o resultado que esta ocorrendo em meus dentes e na minha mordida. A minha mordida era muito aberta, não consegui unir os superiores com os inferiores… Agora sim depois de um tempo já consigo morder sem utilizar as laterais do dente.

  270. Preciso colocar aparelhos e nossa esse texto tirou todas minha dúvidas.Onde fica seu consultório???

    Parabéns ótima profissional.

    1. Vai sim, Ludmilla. A primeira semana é a mais chata, mas depois você se habitua e os seus dentes também. Fica bem mais tranquilo.

      1. Merielle, às vezes é preciso e às vezes não é preciso extrair dentes. Depende do caso. Procure um dentista pra avaliar. Em princípio, estando a parte clínica ok (limpeza, restaurações, tratamentos de canal – se preciso) e feitos os exames necessários, já é possível instalar o aparelho.

  271. Meus Deus esses separadores doem demais, parece que todos os dentes ficam moles, ta loco, não da de comer nada. ;/;/
    Ainda bem que sao apenas 3 dias, o Hirax incomoda, é díficil falar, e de comer, mas acredito que seja o ínicio só, depois acostuma falar que nem o Pato Donald, haha apelido novo (y)
    Ótimas explicações. Parabéns!

  272. Oi boa tarde, coloquei o aparelho fixo na parte superior semana passada e não senti dor nenhuma é normal???
    E dia 15 de maio vou trocar as borrachinhas do aparelho, e dia 20 pediu para voltar para ele mexer no aparelho… por que é necessário ir duas vezes em apenas um mês só?
    Obrigado

    1. Oi Gabriel! Sim, é normal não sentir dor. Cada paciente responde de forma diferente ao tratamento. Ainda, nem sempre todo o aparelho é instalado numa sessão só, e às vezes são necessários alguns ajustes intermediários. É bastante comum, fique tranquilo.

        1. Ludmilla, geralmente o aparelho é instalado em cima e embaixo, porque a ideia é que os dois arcos, o de cima e o de baixo, se encaixem direitinho. Não que em algum caso específico não se possa usar apenas em cima, mas não é o padrão. Às vezes, também, a parte de cima é instalada primeiro e a de baixo só algum tempo depois, como nos casos de mordida profunda.

  273. MEUS DENTES DE BAIXO, Ñ TENHO TODOS, TENHO OS DOIS ÚLTIMOS DE CADA LADO, AÍ NO CASO OS DE TRÁS PRA FRENTE OS 3º Ñ TENHO, SOBRA UM ESPAÇO GRANDE, POSSO MESMO ASSIM COLOCAR APARELHO?

    1. Keise, pode. Mas converse com o seu dentista sobre como você vai fechar esses espaços, com que tipo de prótese. Assim fica mais fácil de planejar o tratamento ortodôntico.

  274. Vou colocar aparelho quarta feira, estou muito ansiosa… e com medoo rsrs, espero nao ter muita dor de cabeça alias ‘DOR NOS DENTES’ kkk amei o texto mt bem explicado… valeu …

  275. Coloquei o aparelho ortodôntico ontem e já me atrasou bastante nas tarefas, estou sentido que vou sofrer bastante, pois sou “PREGUIÇOSO” rsrs, e um dente já está doendo muito, e para mastigar faço com todo cuidado possível para não quebrar algum bracket e ter prejuízos e atrasos, mais acredito que vai melhorar !!!

  276. O texto está muito bem explicado. Coloquei os separadores hoje e já está incomodando. Dói pra colocar a banda?
    Não vejo a hora de colocar o aparelho e ver resultados.

    1. Luice, para colocar a banda não dói não. São os separadores que incomodam… mas assim que são removidos para a colocação da banda, o alívio é imediato.

    1. Mileninha, se você for usar bandas (os anéis metálicos que vão nos últimos dentes), vai ter que usar o separador por um tempo. Sem eles, as bandas não entram.

  277. Coloquei há pouco tempo, e sinto que cada dia doi um dente, minha orto disse q é normal essa dor, é que cada vez q um dente tipo desce ou se move, puxa o do lado pra alinhar tbm, por isso a dor é de um lado primeiro, e depois o outro e as borrachinhas para separar os dentes é a pior parte do aparelho, o resto tranquilo…

  278. Muito obrigada pela sua resposta! É que eu coloquei o aparelho hoje cedo e achei que ia doer mais. Estou achando a adaptação tranquila nesse primeiro momento. Ao usar o passa-fio me senti quase meditando, demora um bocado 🙂 !

  279. Coloquei aparelho hoje, mas só a parte superior. Não colocaram bandas ou tubos e os dois molares parece que foram esquecidos, não tem nem bracket. Arranquei os sisos semana passada, mas a cicatrização está indo bem estou sem dores e comendo normal, (menos carne). A minha próxima manutenção é daqui a 1 mês (?!). Coloquei brackets de porcelana, teve um certo custo, definitivamente não quero usar aparelho de enfeite. Isso é normal? Será que a clínica tá querendo arrastar o tratamento?

    1. Nina, provavelmente as bandas serão colocadas posteriormente, nem sempre se instala o aparelho completo numa única sessão. Se a sua próxima manutenção é daqui a um mês é melhor checar com o seu dentista, mas geralmente as consultas têm intervalos de 3 a 5 semanas (e a gente fixa 1 mês pra “arredondar”). Não vejo motivo, pelo seu relato, para desconfiar da idoneidade da clínica em questão.

  280. Doutora esse texto foi muito esclarecedor pra mim. Vou colocar aparelho amanhã e estava com muito medo, espero que não me incomode por q as borachinhas de separação não estão doendo nada…
    Parabéns pelo blog!!!!
    Abraço!!!!!!

    1. Luanir, se os separadores não estão incomodando você, vá tranquila. Porque eu, particularmente, acho essa a parte mais chata e potencialmente dolorida… 🙂

  281. Muito bom o texto.

    Realmente vem vários pacientes perguntando se colocar aparelho dói.
    E eu que já usei aparelho também, sei que vale a pena passar um pouco de incomodação – e não dor 🙂 – para obter os dentes bem alinhados e saudáveis.

    Mais uma vez parabéns pelo Blog!

    1. Macela, o aparelho em si só vai incomodar um pouco na primeira semana. O separador (o elastiquinho usado para separar os dentes e encaixar a banda) geralmente é chato mesmo, mas depende do paciente. E você só vai usá-lo por 2 ou 3 dias, até os dentes separarem. Fique tranquila!

      1. Obrigado, coloquei aparelho e nao doeu!!
        *ele limpa;
        *depois coloca u negocio azul e o gosto é horrivel credo;
        *ele limpa de novo;
        *e coloca uma colinha e coloca o brequetti;
        *ai espera secar;
        *e ai voce escolhe a cor da borrachinha;
        *ele coloca o ferrinho;
        *e corta a parte que sobrou;
        *e coloca um negócio de aparelho que faz secar rapido e fixar;
        *e pronto;
        A parte que eu gostei é escolher a borrachinha!!!

          1. Mas tipo assim: as pessoas dizem pra mim que botar aparelho doi, e outras dizem que nao doi, dai eu quero saber de vcs se doi botar aparelho, é porque to com muito medo, amanha to indo fazer consultas para botar aparelho, nao sei em quem acreditar, por isso passei por aqui, pra perguntar de vcs se doi ou não ?

          2. Vitoria, a instalação não dói NADA. Mas na primeira semana de uso é comum algum desconforto, até que você se habitue ao uso do aparelho. É isso. 🙂

      1. Gente o elasticozinho que colocamos para separar o dente DÓI, incomoda por vc nao conseguir mastigar direito, afinal os dentes ficam mto sensiveis… as bandas NAO DÓI apenas geram algumas aftas na buchecha.
        COISA NORMAL!!!

        1. Ah, eu vou colocar aparelho, quando eu fui a minha dentista colocou uma borrachinha para separaçao de dentes e doeu, nossa, eu fiquei com os dentes doloridos, ai eu voltei para ela tirar as borrachas, ai ela colocou a banda e um negocio junto com a banda, ai eu tenho que voltar + eu nao sei se ela vai colocar o fio ? Eu queria saber agora o que ela vai colocar.

          1. Kerolaine, cada dentista trabalha de forma diferente. Se sua dentista já colou os bráquetes, ela deve colocar o fio, sim.

  282. Realmente para colocar não dói… mas a manutenção (manutenção nem tanto, só quando tem que apertar mais) e as bandas para separar os dentes de trás dá até vontade de chorar, isso dói muitooo… claro que você suporta porque não tem jeito, mas dói muito! Aparelho realmente só com muita necessidade porque é horrível.

    1. Naiara, também acho que só deveria usar aparelho quem precisa. Requer responsabilidade com a higienização e tem certas horas que a gente sofre mesmo! Eu também usei, por 2 anos… 🙂

  283. Coloquei o meu aparelho hoje mesmo ao meio dia, e agora que ele está começando a me incomodar! Mas depois o resultado vale a pena mesmo o/
    Adorei o seu texto, está tudo bem explicado!
    Parabéns.

        1. Camila, o ideal é primeiro tratar o canal e depois colocar o aparelho. Se você colocar o aparelho antes, não vai ser possível colar o bráquete e movimentar esse dente até que o canal seja tratado.

    1. Eu uso aparelho ha seis meses, quando coloquei é uma dor horrivel, mas depois vc acostuma, questao de tempo com seu tratamento, eu tenho certeza q os resultados sao excelentes, um novo sorriso para mundo.

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista