Pra quê serve a grade lingual?

Grades palatinas, removível (acima) e fixa

Há alguns meses no post Como funciona o aparelho ortodôntico? eu mostrei pra vocês (pasmem!)… como funciona o aparelho ortodôntico ;). Naquela ocasião eu expliquei que forças são aplicadas de forma programada sobre os dentes, e é isso que os faz caminhar dentro do osso e mudar de lugar. Os bráquetes, bandas (anéis metálicos) e arcos (fios) são alguns dos dispositivos que ajudam o dentista / ortodontista a dizer para os dentes para onde eles devem ir, resolvendo tanto problemas estéticos quanto de mordida.

Mas se as forças programadas aplicadas aos dentes podem ser úteis para alinhá-los, outras forças, as indesejadas, só atrapalham. O que a maioria das pessoas nunca parou pra pensar é que os nossos dentes recebem a ação de forças o tempo todo, principalmente as provenientes dos nossos próprios músculos. E essas forças, se em desarmonia, podem ser prejudiciais.

Existe um tipo de problema ortodôntico que se chama mordida aberta anterior. A mordida aberta anterior acontece quando os dentes da frente, de cima e de baixo, não se encostam quando a pessoa morde. Os motivos para isso acontecer são vários, e geralmente estão ligados a hábitos ruins do paciente, por exemplo: chupar (ou ter chupado na infância) dedo ou chupeta e “empurrar” os dentes da frente com a língua. Este último hábito nem sempre é percebido pelo paciente, mas provoca em belo estrago.

Pois bem. Muitas vezes não basta usar aparelho para desentortar os dentes, é preciso, também, remover o hábito ruim que leva a pessoa a ter determinado problema de mordida. Quando a mordida aberta é causada porque uma criança chupa chupeta, muitas vezes tirando a chupeta a mordida se fecha de forma natural, pela ação da própria musculatura bucal. Mas e quando o problema é causado por chupar o dedo ou por empurrar os dentes com a língua, como é que se “tira” o dedo ou a língua? Aí é que entra a grade palatina (lingual). Na imagem abaixo, você vê a grade em posição e, em seguida, o antes e o depois do tratamento ortodôntico. A mordida fechou!

Como funciona a grade palatina

Respondendo à pergunta-título: a grade palatina serve para impedir que a pessoa empurre os dentes da frente com a língua e/ou que introduza o dedo na boca para chupar. E, interrompendo esses maus hábitos, a mordida aberta anterior se resolve, muitas vezes até sem a necessidade de se usar aparelho fixo depois (depende do caso, claro).

A grade (que algumas pessoas chamam de esporão) não tem a função de “espetar a língua”, como muita gente pensa. Ela pode ser instalada embaixo (lingual) ou em cima (palatina), e pode ser fixa ou removível. O problema de quando ela é removível é que, dessa forma, o sucesso do tratamento depende diretamente da colaboração do paciente… se ele não usar, não adianta nada. Por isso, em crianças, geralmente se opta pela versão fixa.

Em tempo: a grade palatina / lingual não realiza qualquer tipo de movimento ortodôntico, apenas minimiza a incidência de forças ortodônticas desfavoráveis… o que, pra quem tem mordida aberta anterior, é meio caminho andado. Por quanto tempo tem que usar? Até o hábito que causa o problema de mordida tenha sido eliminado. No caso da interposição lingual, por exemplo, até o paciente aprender a posicionar a língua mais para trás. O trabalho conjunto com um fonoaudiólogo pode ajudar bastante.

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Ortodontia

Marcadores:

311 comentários

  1. Fui em uma dentista e ela me disse que meu caso é muito difícil e sério e que teria que arrancar 4 dentes, colocar dois mini-implantes e uma grade lingual para depois colocar o aparelho. Fui ao outro dentista e ele disse que não vê a necessidade de arrancar os 4 dentes e que também não preciso colocar grade e sim fazer umas consultas no fonoaudiólogo, e a instalação do aparelho vai ser em breve, apenas em cima. Na sua opinião, para quem tem mordida aberta (e eu tenho 16 dentes em cima e 16 embaixo) há necessidade de arrancar os dentes? Sem contar que ainda tenho um espaço entre os primeiros dentes superiores, e minha boca para fechar tenho que fazer um leve esforço, senão fica aberta.

    1. Ana, pode haver necessidade, sim. Mas não tenho como opinar com propriedade apenas com base no seu relato. Agora, não vejo como fechar a mordida aberta instalando o aparelho só na parte de cima (a não ser que eu não tenha entendido nem a situação).

      1. Em cima primeiro e depois de dois meses embaixo. Ele já instalou o aparelho só que não colocou justamente os braquetes em 2 dentes finais de um lado e dois finais do outro… Tenho um dente que a dentista restaurou e disse que era uma carie rasa e agora do lado dele tem um buraquinho nesse dente e só consigo comer desse lado porque o outro que ela restaurou está doendo.

        É impressionante que desde 2012 você responde as perguntas de todos. Obrigada.

  2. Tenho 25 anos e chupo dedo, mas chupo ao dormir, meus dentes não são tortos mas tenho sorriso aberto mais do que o normal, quero saber o que faço pra deixar meu sorriso bonito e recuperar minha autoestima, que tipo de aparelho tenho que usar, quanto tempo vou ficar e se é caro ?

    1. Lily, não tenho como responder essas perguntas sem avaliar você. A mordida aberta certamente tem a ver com o hábito de chupar o dedo, que deve ser eliminado. Procure um ortodontista pra avaliar, é certo que será preciso usar aparelho fixo, com bráquetes, mas o tipo (e o valor) depende da indicação do dentista.

  3. OLÁ DRA., TENHO DUAS FILHAS, UMA DE 4 ANOS, QUE DESDE QUE NASCEU SEMPRE TEVE O HÁBITO DE FICAR COM A LÍNGUA PRA FORA DA BOCA. ELA CHUPOU CHUPETA ATÉ DOIS ANOS. NÃO TIVE TRABALHO PARA TIRAR. ATÉ NOTEI QUE OS DENTES MELHORARAM A APARÊNCIA QUANDO RETIREI A CHUPETA. MAS A MINHA SEGUNDA FILHA CHUPA DEDO DESDE A BARRIGA. TENTEI INTRODUZIR A CHUPETA MAS ELA NÃO PEGOU. HOJE AS DUAS CHUPAM DEDO. PODE COLOCAR ESSE APARELHO NELAS PRA IMPEDIR QUE ELAS CHUPEM O DEDO? A DE 2 ANOS ESTÁ COM O CÉU DA BOCA MUITO FUNDO. E A DE 4 ANOS JÁ PERDEU O SORRISO BONITO. ESTOU MUITO PREOCUPADA. NÃO QUERO ESPERAR MAIS. JA TENTEI MUITA COISA, ENFAIXAR. COISAS AMARGAS. INCENTIVAR A NÃO CHUPAR, MAS NADA RESOLVE.

    1. Bia, como elas são muito novinhas (principalmente a de 2 anos), talvez a grade não seja a melhor estratégia. Sugiro a avaliação tanto de um ortodontista quando de um fonoaudiólogo, elas estão em uma faixa etária em que ainda é fácil interceptar um problema como esse e evitar muitos problemas ortodônticos / ortopédicos no futuro.

  4. Boa noite!! Eu tenho 15 anos e comecei a usar a grade já faz dois dias, quando era pequena havia posto também, mas não me incomodava tanto quanto agora, nem eu consigo entender o que eu falo, o pior é que eu tenho apresentação de trabalhos importantes nesse mês. O que eu faço? Tem algum exercício ou algo que eu possa fazer para falar normalmente??

  5. Doutora, minha pergunta é a seguinte, eu tenho 13 anos e queria saber como é beijar um menino com essa grade, pq minha mordida sempre foi fechada, mas meus dentes eram bem separados para frente uns dos outros, então eu gostaria de saber se a grade pode atrapalhar muito na hora de beijar meu namorado?

  6. Doutora, incrivel seu conhecimento, e obrigada desde ja por sua ajuda, meu nome é Bruno, tenho 36 anos, tenho mordida aberta e coloquei a grade, mas não consigo comer nada q n seja realmente liquido, tenho ansia de vomito, qdo n vomito e a lingua doi, mas é suportavel, e eu estou falando e nem eu estou entendendo, tudo enrolado, isso é normal ? Sei q futuramente vai melhorar, mas é processo muito doloroso e sacrificante não? Isso é assim mesmo?

    1. Fico feliz em ajudar, Bruno. Infelizmente a grade lingual é BEM incômoda, mesmo. Ainda mais em adultos. As crianças suportam bem o uso, mas os adultos “sofrem” mais. É uma questão de adaptação e, principalmente, de eliminar logo o hábito de interposição lingual pra poder remover a grade.

  7. Bom dia Dra.! Estou usando a grade pra lingua, pois realmente a língua empurrou demais meus dentes da frente superiores pra frente. Mas a dentista colocou uma grade fixa, entendo que preciso corrigir esse péssimo hábito, mas, como vou namorar?? rss Pergunta: Existe essa grade pra língua móvel?
    Desde já agradeço a boa vontade!
    Grata!

    1. Cristina, atrapalha um pouco pra beijar, mesmo. Existe a versão removível da grade, mas via de regra o que ocorre é que a pessoa não usa, porque a grade realmente é “chata” de usar. Converse com a sua dentista, se ela achar que dá pra trocar pra removível, ok.

  8. Olá Doutora, coloquei aparelho de safira em março, e hoje coloquei umas bolinhas de ferro atras do meus dentes superiores para segurar a lingua, pois ela fica muito entre os dentes quando eu falo. Eu terei algumas restrições por causa disso? Tenho medo de isso afetar o meu relacionamento e não conseguir beijar meu namorado, por exemplo.

    1. Caroline, imagino que essas “bolinhas” sejam um tipo de grade lingual. Incomoda sim, mas não impede que você beije seu namorado.

  9. Olá doutora, tenho 14 anos e língua presa, atualmente uso a grade e quero cortar o freio da língua, eu posso ?
    E dps q cortar posso tirar a grade ??! Pfvr me ajuda

    1. Jéssica, o hábito de interposição da língua pode ter ou não a ver com o freio lingual “preso”, não dá pra associar as coisas assim tão diretamente. Nada garante que, fazendo a frenectomia (cortando o freio), o hábito será eliminado e, portanto, seja possível deixar de usar a grade. Converse com o seu dentista. Seria legal a avaliação de um(a) fonoaudiólogo(a), também.

  10. Dra. eu sou Carla, tenho 15 anos. Bem, os meus dentes são completamente direitos e juntinhos, mas é muito complicado para mim porque os meus dentes não fecham, tipo não consigo sorrir e fazer com que os dentes de baixo de juntem com um de cima, há sempre um espaço, e o que mais me incomoda é o facto de eu ter de controlar sempre a minha boca quando a mesma está fechada porque por mínima distração a minha boca fica aberta. Quando estou com a boca fechada a minha língua permanece nessa abertura, nem sei como explicar, é muito complicado e irritante. Que aparelho devo usar?

    Kkkkk pfv me ajude

    1. Carla, pela sua descrição você tem mordida aberta. É preciso determinar se o seu problema é apenas dentário ou tem envolvimento ósseo também, pra aí sugerir algum tratamento. Mas deve ser necessário aparelho fixo (com bráquetes). Procure um ortodontista pra avaliar.

  11. Doutora, boa tarde.

    Terminei meu tratamento ortodôntico, porém eu tenho a mordida aberta pela lingua empurrar os dentes superiores.
    Minha fono me recomendou um “reeducador lingual” móvel. Seria a mesma coisa que a sra. fala no tópico?
    Segundo ela, não atrapalha na fala. Agora estou em dúvida. Mas marquei com a minha dentista e ela vai colocar esse tal reeducador, junto com uma “contenção” nos dentes inferiores, segundo ela para não voltar a entortar os dentes.

    Desde já agradeço.

    1. Wesley, se é sua dentista que vai instalar esse “reeducador”, é provável que seja a grade lingual de que falo no texto, sim.

  12. Olá. Acho que essa dúvida é de muitas pessoas rs gostaria de saber se tem como beijar com a grade de cima (palatina), ou seja, a outra pessoa, tenho um pouco de dificuldade pra falar e comer mas e normal, e minha mordida já está bem mais fechada, eu posso falar com meu dentista pra que ele possa tirar a grade?

    1. Mariane, atrapalha… mas impede. 😉 Você pode conversar com o seu dentista sim, mas se a grade ainda for necessária, ele não vai remover.

  13. Olá doutora… bem, fui ao dentista hj e ele colocou os aneis nos dentes inferiores e eu estou usando uma barra lingual fixa… mas ele não colocou os fios… Mas dessa forma os dentes vão se movimentar?… ele disse q os dentes de baixo estao muito juntos e encavalados e q ele colocou nao sei oq nos dentes para movimentar e q mês q vem ele ja vai colocar o fio para apertar, mas estou descrente da resposta dele… vc acha q tem coerencia oq ele falou?

  14. Oii doutora, tenho 13 anos e parei de chupar chupeta faz 2 dias, mas meus 6 dentes da frente embaixo estão doendo, mas tipo não é uma dor, é tipo um incômodo, eu não sei explicar, é tipo uma dorzinha chata, o que pode ser? Será que é porque eu estava acostumada e agora parei de chupar a chupeta ? O que pode ser ?

    1. Pode ser, Júlia. A chupeta aplicava uma certa força aos seus dentes, e essa força deixou de ser aplicada. Seus dentes devem estar se “adaptando” a nessa nova situação.

  15. Olá dra. Minha filha tem 7 anos e tem a mordida aberta, pois ela chupava o dedo. Há alguns dias atrás eu a levei pra consultar com a dentista, e ela informou que minha filha teria que usar a grade lingual, e lhe encaminhou pra ortodontista. Porém desde o dia da consulta a minha filha parou de chupar o dedo. Então a minha dúvida é se minha filha não chupar mais o dedo, ela mesmo assim precisará usar a grade lingual ou os dentes dela voltarão para a posição normal naturalmente??

    1. Clea, a grade apenas impediria que sua filha chupasse o dedo, ela não faria os dentes voltarem para o lugar. Claro que, cessando o hábito e a força exercida sobre os dentes, eles tenderiam a se posicionar melhor, mas provavelmente ainda assim seria necessário usar aparelho depois pra corrigir. Se não há o hábito, não há necessidade da grade… mas fique atenta, geralmente as crianças não deixam de chupar o dedo de um dia para o outro.

  16. Boa tarde doutora, fiz uma restauraçao no meu dente incisivo central com porcelana, a lingua esta encostando muito nele pela parte de dentro muitas vezes, é normal ??

    1. Wilson, ela deve ter ficado mais “gordinha”, e você está estranhando. Se a restauração não estiver tocando antes dos outros dentes do arco inferior, deve estar tudo ok.

  17. Dra., hoje tenho 24 anos de idade e infelizmente tenho a mordida aberta, e queria resolver isso colocando o aparelho, pois tenho alguns dentes para melhorar o posicionamento. Já passei em alguns dentistas, alguns dizem que pode fechar a mordida com aparelho e outros só com cirurgia, agora fico na duvida sobre o caso e o que devo fazer.

    1. Emerson, depende da severidade da sua mordida aberta. Se o problema não é só dentário, mas também ósseo, até dá pra tratar só com aparelho, sem cirurgia, DESDE QUE seja uma mordida aberta leve. Se um dos dentistas que você consultou disse que é possível fechar a mordida com aparelho, deve ser. Ou a sua mordida aberta não é tão leve assim… e aí usar aparelho pode até piorar o problema. Enfim… é questão de diagnosticar direitinho o problema pra adotar a melhor conduta.

  18. Olá. Doutora, meu filho de 7 anos colocou hoje a grade palatina fixa na parte de baixo. Ele está muito incomodado, a grade não é arredondada como vi na imagem que você postou, é pontuda, são 6 “garras” que ficam apontadas para cima, ele não está conseguindo nem falar nem comer direito. Isso é normal? É mesmo necessário algo tão desconfortável? Muito obrigada.

    1. Mariana, a grade incomoda bastante, mesmo. Mas ela não costuma ser “pontuda”, ainda mais quando quem usa é criança. Converse com o dentista.

      1. Oi doutora, usei mais de 8 meses a grade e nessa semana coloquei o aparelho fixo, so o superior, apenas em 9 dentes, mas no outro dia 2 pecinhas ja estavam descoladas, fui na dentista e ela so fez cortar o fio e retirou as 2 peças e disse que na manutenção ira colocar as 2 pecinhas que descolaram, e certo isso ou ela deveria ter colado novamente as peças? E pra completar, hoje o fio saiu do aparelho, ela nem retirou a cola dos 2 dentes, o que fazer, me tire essa duvida.

        1. Sarah, o ideal é colar novamente, mas nãos e preocupe muito com isso… na próxima consulta sua dentista deixa tudo direitinho de novo. É que às vezes não adianta ficar “brigando” com os bráquetes, alguns podem cair mesmo no começo.

  19. Olá, Tudo bem?
    Doutora, meu caso é o seguinte, meu nome é Andressa, tenho 29 anos. Há alguns anos venho tentando fazer tratamento bucal, e por diversos motivos acabei nao fazendo, resumindo: faltam 7 dentes na minha boca, ainda possuo um de leite na frente, no caso um lateral ao canino, tem raiz, terei q mais para frente reira-lo e colocar implante.
    Chupo dedo desde os 9 anos e nao consigo parar, consultando um especialista, me sugeriu um aparelho com grade. Minha duvida é: é possível que esses dentes mexam-se? O processo bucal todo sera demorado? Pq assim, a dentista que ira mexer com minha boca, disse-me q nao da prazo.
    Gostaria de sua opinião, sabe me dizer um periodo que possa ficar com esse aparelho, pq sou professora e falo demais.

    1. A grade não movimenta dentes, Andressa. Ela serve apenas pra remover o seu hábito de chupar o dedo. Claro que, parando de chupar o dedo, seus dentes vão acabar indo mais para dentro, mas não é a grade que faz essa movimentação de forma direta. Quanto ao prazo, nem sua dentista nem eu podemos dar um prazo, porque o tempo de uso é o tempo de remoção do hábito, que varia de pessoa para pessoa. Pode ser 3 meses, pode ser 1 ano, por exemplo.

  20. Dra. Me chamo Gláucia e parei de chupar dedo com 13 anos, logo já comecei a usar aparelho, primeiramente usei um aparelho para a abertura do meu céu da boca, e depois usei o fixo por 5 anos, comecei a usar o móvel que possui uma pequena grade, que minha dentista colocou para que eu não passasse a língua por baixo dela, porém a força que faço com a língua nessa grade acredito que foi ainda pior, pois faz um ano que estou com o móvel, e não tiro pra nada, somente pra comer, e a coloco de novo, e meus dentes estão indo para frente novamente, esse aparelho citado seria mais eficiente, ou também pode ter uma reação contrária? Dependendo da força que eu fizer ele não ajuda a empurrar mais ainda os dentes??

    Obrigada.

    1. Gláucia, o aparelho que você usa é o mesmo de que falo no texto. Não, ele não leva os dentes pra frente, independentemente da força que você faça. Talvez o ideal, no seu caso, seja usar uma versão fixa dele. Converse com o seu dentista.

  21. Olá! Tenho 14 anos e uso grade palatina fixa há quase um ano. Perguntei a minha dentista por quanto tempo teria q usa-la e ela me disse q seria até o final do tratamento. Eu não gosto muito desse aparelho, pois ele me traz algumas complicações. Queria saber se tem como eu tirar a grade fixa e passar a usar a móvel?? Desde já agradeço!!

    1. Mikaela, tem. Mas a grade fixa costuma ser mais eficiente que a removível, justamente porque, como incomoda, a removível acaba sendo menos usada pelo paciente que a fixa. Mas converse com a sua dentista, se ela achar que dá pra começar a usar a grade removível, ok.

  22. Coloquei um quadri-hélice, essa grade palatina ta machucando muito a minha língua. Eu não estou conseguindo comer nada, muito mal estou bebendo água. Como faço para comer com isso? Tudo gruda, já bati no liquidificador porem fica horrível para comer do mesmo jeito, e não tem como eu ficar meses vivendo de sopa (ainda mais no calor), eu estou desesperada, já não sei mais o que fazer, sinto tonteira de fome porem não estou conseguindo comer com isso ?
    E não sei se é para falar por debaixo da grade ou por trás, por debaixo foi a língua, por trás ninguém nem eu mesma entendo o que eu falo. Sem contar a baba excessiva. Coloquei a parte de baixo do aparelho, no meio dos dentes (bem na frente) ta doendo e arranhando muito, eu estou com a cera porém eu terei que usar até eu tirar o aparelho todo? Por favor me ajuda, eu estou totalmente desesperada. Sem contar que a parte de baixo esta toda dolorida e a minha língua também.

    1. Quanto tempo faz que você está com a grade, Eduarda? Os primeiros dias são de adaptação, e pode ser chato, mesmo. A cera se usa só quando machica, o que não ocorre sempre, a língua e a mucosa são se acostumando ao atrito do aparelho.

    2. Doutora, tenho 16 anos, estou usando aparelho fixo ha um ano já, ha mais ou menos dois meses voltei a chupar dedo, devo conversar com minha dentista para que seja posta a grade? Pois me pego com o dedo na boca.

      1. Avise sua dentista sim, Anderson. Mas na sua idade nem é preciso grade, só em alguma situação bem específica, porque você tem discernimento pra controlar o hábito. É diferente quando é uma criança.

  23. Entendi, e no caso a grade menor seria menos incomoda ? E tem jeito de beijar ? Suponho que atrapalhe um pouco, mas é impossível ?

  24. Dra., a grade tem vários formatos, algumas são maiores que as outras, será que tem uma mais discreta que não “apareça” muito, porque o meu caso é sucção digital, então é só para impedir que o dedo passe, não tenho outros problemas.

  25. Dra. Ana, é possível usar a grade em na parte de baixo ? E se for possível, ela vai ser incomoda na hora do beijo mesmo sendo embaixo ?

    1. Ane, não. A grade é instalada sempre na parte de cima. Até dei uma procurada aqui pra ver se achava alguma variação da grade que fosse instalada na parte de baixo (porque eu realmente nunca vi), mas não encontrei nada. E faz muito mais sentido que seja em cima, pois a língua tende a ocupar o espaço do céu da boca quando estamos em repouso. Ele deve atrapalhar um pouco pra beijar, sim… mas nada que um pouco de “boa vontade” não resolva. 😉

  26. Boa noite, doutora!
    Coloquei hj a grade fixa, e está muito desconfortável, a minha fala tá horrível não consigo falar nada certo… E eu trabalho com vendas, passo o dia todo no telefone e atendendo…
    Isso é normal? Vou parar de falar errado?
    Hj a minha vontade era arrancar !
    Tem alguma outra forma que eu não precise usar? O q devo fazer?
    Desde já obg!

    1. Vanessa, é esperado esse incômodo inicial. Via de regra a pessoa se adapta ao uso da grade, mas sim, ela atrapalha. Converse com o seu dentista… mas pra grade ajudar ela tem que ser fixa. Exercícios pra ajudar a eliminar o hábito de interposição lingual podem ajudar, aí seria preciso consultar um(a) fonoaudiólogo(a).

  27. Dra, por favor, minha filha de 7 anos usou por dois meses o aparelho de haas e grade palatina, porém a grade quebrou, o metal ficou em pedaços pequenos (após dois meses de uso) e com pontas, agora estou muito insegura em utilizar novamente este aparelho, pois achei que poderia ter comprometidos a segurança de minha filha. Mas e o pior, esta noite ela voltou a chupar o dedo… Esta situação de quebra da grade pode ocorrer?
    Grata.

    1. Pode, Valéria. Acontece. É questão de consertar a grade quando isso acontece. Converse com o dentista.

  28. Olá Dra. Ana.
    Por favor, gostaria de tirar uma dúvida. Finalizei meu tratamento ortodontico e agora passei a usar o aparelho de contenção removível na parte superior (arco de aço sustentado por um material acrílico que preenche o céu da boca). Reparei que o arco fica encostado perfeitamente em todos os dentes, exceto em 2 dentes (canino e a do lado anterior). Nesses 2 dentes o arco nao fica encostado. Gostaria de saber se há problema, se nao deveria encostar em todos os dentes, pois a dentista me disse que não precisa necessariamente estar encostado. Estou preocupada, pois se o arco nao fica encostado no dente não correria o risco de os dentes voltarem a entortar?
    Muito obrigada.

    1. Carol, nem sempre o arco fica totalmente encostado, mesmo. É o ideal, mas é difícil de garantir isso, porque o aparelho é confeccionado sobre um modelo em gesso, e por mais que ele seja muito parecido com a condição bucal real, não é igual. Mas esse tipo de questão não costuma interferir, não.

      1. Oi Dra. Muito obrigada por me responder, agora fiquei mais tranquila. Mas apenas por curiosidade, como que os dentes que nao estão encostados no arco conseguem se manter na mesma posição já que não possuem suporte?
        Super obrigada.

        1. Lembre-se que os dentes estão encostados, pela parte de trás, no acrílico. O próprio acrílico faz essa estabilização.

  29. Olá doutora, me chamo Raquel, tenho 18 anos e tenho a mordida aberta, usei a grade por bastante tempo, nao tenho mais o problema de colocar a lingua entre os dentes, mas o meu caso é a questão da fala que ainda permanece como se eu estivesse usando a grade. E alem de ser ruim falar assim, minha dicção prejudica ate mesmo em apresentações escolares.
    Gostaria de saber se faz-se necessário um fonoaudiólogo (aqui na minha cidade não tem) ou então se a fala vai voltar ao normal. Obg e atualmente estou usando o aparelho fixo ortodontico normal.

    1. Raquel, sim, um(a) fono poderia ajudar muito! Eventualmente sua dicção pode melhorar mesmo de forma espontânea, mas não sabemos se isso vai acontecer.

  30. Oi! Coloquei a grade faz 2 meses, minha mordida ja fechou um pouco, e minha dentista disse que dependendo dos resultados dos proximos meses ela vai colocar o normal em mim, ela nao disse nada sobre tirar a grade, e eu tambem nao acho que estou preparada, por mais que eu n encoste mais a lingua nos dentes de cima, minha lingua passa embaixo do aparelho, por mais que eu tente coloca-la atras, vc acha que isso é o tamanho da minha lingua mesmo ou se com o tempo ela se acostuma atras da grade do mesmo jeito que ela se acostumou a nao empurrar os dentes de cima?

    1. Raquel, geralmente o problema não é o tamanho da língua, mas o hábito, mesmo. Então, com uso da grade, aos poucos o hábito é eliminado, e aí dá pra remover a grade.

  31. Olá, boa noite!

    Eu tenho os dentes muito voltados pra fora, diria “bicuda”. Minha arcada é fechada e meu palato muito fundo. Eu usei aparelho uns 4 anos (considero muito tempo) e tudo que o dentista fazia era trocar borracha, não vi nenhum progresso depois que tirei o aparelho, nem minha pasta ele quis me devolver. Depois fui a outra dentista e ela disse que tinha jeito de arrumar os meus dentes, então resolvi colocar novamente o aparelho. No inicio eu achei que estava fazendo efeito, mas com o passar do tempo vi que não estava bom, então questionei, aí ela colocou um aparelho palatino, mas em pouco tempo ele fez minha boca sangrar muito, então eu o tirei e guardei, mas o perdi. Relatei a ela o ocorrido, porém ela não colocou outro. Fiquei so com o fixo mesmo… Acontece que que ja tem 6 anos que estou usando e nada mudou, as vezes acho que fez foi contribuir pra piorar algumas coisas. Por exemplo, quando fui colocar essa segunda vez tive que extrair um dente (primeiro molar) porque estava descido devido a uma falha que eu tinha na parte inferior, pra fechar o espaco ela puxou o ultimo dente, o terceiro molar (não tenho certeza se é esse o nome), aí o dente ficou deitado, questionei, ela colocou uma mola pra empurrar de volta, ele voltou bastante porém está mais baixo pegando no inferior. Outro problema é que fiz um canal no primeiro pre-molar cerca de uns 13 anos atrás e desde que coloquei o segundo aparelho esse dente me incomoda bastante. A dentista me disse que era sensibilidade e passou apenas pasta propria pra esse tipo de problema, mas o incomodo persistia e eu sempre falando, até que ela me disse que eu estava com um pouco perda óssea, o tempo foi passando e agora depois de muita dor fui a outros dentistas e todos me disseram que vou perder o dente porque ja perdi todo o osso e o dente está praticamente solto. Todos os problemas que relatei são do lado direito nos dentes superiores. Pesquisei e vi que não tem solução além de extrair o dente, mas tenho uma duvida, minha dentista falou em implante logo em seguida à extração, porém se estou com perda óssea isso não é viável. Gostaria de saber se apos a extração devo fazer logo um enxerto, ou se é possível que o osso volte por si só. Ah, a dentista mencionou que eu usasse um aparelho externo (famoso freio de burro) ou colocar o palatino novamente, porque meus incisivos lateral e central ainda estão muito pra fora, mas falei que prefiro tirar porque estou desgastando meus dentes e jogando dinheiro fora. Não o fiz ainda devido a um processo de implante que estou passando. O que devo fazer, doutora???? Meu caso é complicado, tenho tido muitos transtornos e minha autoconfiança está abalada devido a tudo isso. Considere que já tenho 31 anos de idade. Espero que a Sra. possa me ajudar, serei muito grata.

    1. Regina, pra que seja possível o implante imediato seriam necessárias condições ósseas ideias, o que não parece ser o caso. Depois da extração há neoformação óssea, sim, do local onde estava a raiz do dente. Se apenas esse osso não for suficiente pra um futuro implante, é o caso de fazer enxerto ósseo. Quanto à parte ortodôntica, me parece que o seu problema é nas bases ósseas, não apenas nos dentes… por isso que só usar o aparelho fixo não ajuda muito, porque por mais que os dentes se movimentem, o osso continua inadequado. Acho que seria o caso de pensar em ortopedia facial (usar o disjuntor, o aparelho extrabucal) ou, até, cirurgia. Se não, a tendência é não haver muito progresso. Converse com a sua dentista.

  32. Olá, doutora Ana.
    Bom, tenho 16 anos e coloquei a grade lingual ontem, estou com dor, com o rosto inchado, não consigo comer nem falar direito, além de até mesmo já ter vomitado.
    Gostaria de saber se a partir do aparelho fixo (que no caso é o que estou usando) este mesmo aparelho pode vir a ser o aparelho móvel ou se no caso teria que fazer outro? Pois além disso acho muito feio, mas usaria corretamente.
    Desde já agradeço.

  33. Olá, doutora. Gostaria de tirar algumas dúvidas. Eu tenho 15 anos e tinha mordida aberta. Comecei a usar a grade fixa com 12 anos e com 14 a minha mordida já havia fechado. Porém a minha dentista não tirou a grade ainda porque meus dentes caninos nasceram “em cima da gengiva” e ainda há um espaço que eles não ocuparam, pois ainda não desceram completamente. Eu queria saber se tirar a grade a minha mordida aberta vai voltar por conta dos caninos?
    OBS: Eu uso aparelho de “tijolinho” também. Mesmo usando o tijolinho, se remover a grade lingual o problema da mordida aberta vai voltar? Obrigada desde já.

    1. Samantha, em princípio, estando removido o hábito de interposição lingual, já é possível remover a grade. Talvez a sua dentista pretenda usar a estrutura da grade pra outro objetivo, por isso não a removeu ainda. Você não empurrando mais os dentes com a língua, o próprio aparelho de “tijolinho” vai manter a mordida ok.

  34. Bom dia Dra. Ana, tenho 22 anos e estou usando aparelho fixo, minha dentista disse que preciso fazer fono, pois minha língua empurra os dentes quando falo, porém ela falou que posso fazer o uso da grade. Mas eu gostaria de saber se eu usar a grade a minha língua fica na posição correta e não será preciso fazer fono? Quero saber pois onde moro não está tendo fono e estou com medo do tratamento não fazer efeito.

    1. O ideal é um trabalho conjunto entre a(o) fono e a sua dentista, Fernanda. Mas se não houver um(a) fonoaudiólogo(a) disponível, que você use pelo menos a grade.

  35. Meu filho tem 5 anos e ainda esta trocando os dentes de leite por permanentes, no caso dele é indicado a grade? Acho que poderia ser removível, pois no caso dele só chupa o dedo na hora de dormir, de dia não chupa…

    1. Giselle, pode haver indicação sim, mas no caso dele, considerando a idade, o ideal seria a grade fixa, porque crianças dessa idade não têm entendimento suficiente pra usar a grade o tempo todo… ela incomoda e eles tiram. Além disso, se a ideia é dormir com a grade, sendo ela removível, ela pode causar sufocamento caso “escape”. Leve-o a um odontopediatra pra avaliar.

  36. Doutora, vc acha q posso fazer a manutencao e depois usar o aparelho para so no final do aparelho entao saber q terei q fazer cirurgia ou nao ?

    1. Não, Gustavo. O planejamento do tratamento ortodôntico depende diretamente da decisão de fazer cirurgia ou não. Em alguns casos mais severos, por exemplo, se o paciente não quiser fazer a cirurgia, não dá nem pra começar o tratamento ortodôntico, porque ele, sozinho, só pioraria a situação. Aí é melhor “deixar como está”, mesmo. Mas não sei qual é o seu caso, converse com o seu dentista sobre as suas possibildades de tratamento.

  37. Doutora… quando um dr. diagnostica q tem q tem q fazer cirurgia pra alinhar o maxiliar… enfim… eh passivel de uma segunda opiniao de outro medico ser contraria a primeira informacao? Um diz q é pra fazer… outro pode ser contraria?

    1. Pode, Gustavo. Mas é improvável que isso ocorra dessa forma (um diz SIM e outro diz NÃO). O que acontece é que, constatada a indicação de cirurgia, em alguns casos (os mais mens severos) é possível tratar sem cirurgia e se obter bons resultados. Não resultados excelentes, que só a cirurgia possibilitaria, mas resultados que deixariam o paciente satisfeito. Provavelmente a divergência está aí.

  38. Entao farei logo a manutencao, a limpeza… enfim, o tratamento.. .e depois decidirei o q farei, pq pesquisei, parece q nao é muito barata… mas primeiro cuidar dos dentes e depois a questao da mordida… pq deixando a boca pronta pra cirurgia, depois posso me organizar.

  39. Doutora, fui ao dentista, fiz avaliacao, orcamento… porem minha mordida é aberta, o dr. disse q eu tinha um dente a mais e que se o extraisse e usasse aparelho ficaria com a mordida pra dentro, tipo como se usasse dentadura… e me aconselhou fazer uma cirurgia pra ajeitar o maxilar… Essa informacao procede?

    1. Gustavo, não avaliei você pra afirmar se procede ou não, mas se há um problema ósseo e não só dentário, pode haver indicação de cirurgia, sim. Se você usar aparelho sem fazer a cirurgia, o problema pode até piorar, então é preciso decidir o que fazer com bastante critério.

  40. Doutora, em media qual o tempo necessario para fechar a mordida aberta? Sei q cada caso eh um caso… porem gostaria q me desse uma estimativa media do tempo.

    1. Não há como eu estimar sem avaliar você clinicamente, Gustavo. Qualquer coisa que eu diga será “chute”, porque depende de uma série de fatores, além da severidade da mordida aberta, em si. 6 meses, 1 ano, 2 anos…

  41. Ola Doutora… tenho 29 anos e realmente me senti encorajado em ir ao dentista… sei q eh feio um homem dessa idade com vergonha de dentista… chupei dedo ate os 15 anos e fiqei com a mordida aberta, o pior eh q meus dentes estao alguns furados e os frontais estao ficando pretos e furados… pelo fato de nao chupar dedos ha mais de 14 anos, tenho q usar essa grade lingual? E qnto a meus dente furados?

    1. Gustavo, se você não tem mais o hábito de chupar dedo, em princípio não há necessidade da grade. Quanto aos dentes “furados”, provavelmente são cáries, é caso de remover as cáries e restaurar os dentes. E não, não há problema algum num “homem dessa idade” com vergonha do dentista… sinal de que você se preocupa com suas condições bucais e quer melhorá-las. 😉

  42. Dra. Ana, foi indicado para o meu filho de 09 anos a grade lingual, mas não gostaria de colocar agora por diversos motivos. Além disso, no RX panorâmico apareceu que os caninos estão vindo deitados e que podem até não erupcionar. Precisará de acompanhamento de 3 em 3 meses e até talvez precise tracioná-lo. Com este panorama, preferia não colocar a grade, partir para a fono por enquanto e depois de resolver esta questão dos caninos, e tratamento com a fono, reavaliar a grade, o que acha disso tudo?
    Muito obrigada.

    1. Cinara, eu acho que quanto antes se eliminar o hábito de interposição lingual, melhor… e a grade pode ser muito útil nesse sentido. Mas se a fono achar que dá pra reposicionar a língua sem a grade, ok. Existe a opção removível da grade, também, mas geralmente ela é menos eficiente, porque incomoda e o paciente não usa (ainda mais crianças).

    1. Não, Jardênia… seria muito cedo. Nessa idade nem os dentes de leite nasceram todos ainda, e certamente a criança não tem um hábito de interposição lingual que precise de intervenção, pelo menos não nessa idade.

  43. Ola. Ana, eu queria saber umas coisas sobre os tratamentos, meu nome eh Wilian, tenho 19 anos eh chupei dedo ate pouco tempo, entao meus dentes ficaram pra cima, eh as gengivas subiram junto sao os primeiros 4 dentes de cima, ki ficaram danificados, quando sorrio ñ da para ver, da empressao ki sou banguelo… entao queria saber de vc se um caso desse tipo como o meu… ainda tem como volta, tem tratamento para esse tipo de dentes?

    1. Tem tratamento sim, Wilian. Você terá que usar aparelho ortodôntico. Procure um dentista / ortodontista pra avaliar.

  44. Coloquei a grade faz uma semana e tenho tido muita dificuldade pra falar e, como trabalho diretamente com pessoas, isso tem me prejudicado. Vai demorar muito pra voltar a falar “normal”?

  45. Olá! Usei aparelho durante muito tempo e tirei ontem, vou pegar a contenção hoje e o dentista falou que iria colocar nela uma grade pelo fato da língua empurrar os dentes. Vi em alguma das suas respostas que esse tratamento após a retirada do aparelho não funcionaria. Verdade? Mesmo sendo junto com a contenção? Até pq durante todo o tratamento ortondontico nenhum outro dentista me alertou sobre isso.

    1. Não que não funcione, apenas é mais difícil do paciente ter a disciplina de usar direitinho a grade quando ela é removível, porque ela pode incomodar bastante, e aí a “tentação” de não usá-la é grande.

  46. Olá, qual o preço dessa grade?
    Pergunto, pois paguei 475,00 para colocar, daí depois de alguns meses a grade quebrou e a dentista quer cobrar 190,00 só para soldar.

    1. Walisson, o preço depende do laboratório de prótese que confeccionou a grade. Para consertos, da mesma forma.

  47. Dra. Ana, estou usando o aparelho com grade, e terrivel, minha dentista disse que eu teria que usar uns 6 meses, me tire uma duvida por favor, tenho 33 anos, mordida cruzada, e deixei agora ha pouco tempo de chupar o dedo rsrsr, ela disse que esse tratamento com a grade seria para fechar a minha mordida, e verdade, pois ja estou com uma idade avançada, acho que nao resolve nao. Ou estou enganada? Um grande abraço.

    1. Resolve sim, Sarah. A presença da grade evita que você chupe o dedo e, dessa forma, as forças que mantém sua mordida aberta não atuam mais. Sua mordida vai fechar aos poucos e, o que não fechar, será corrigido com o aparelho fixo depois.

  48. Doutora, eu tenho problema com mordida aberta posterior. Na deglutição a minha língua projeta entre os dentes do lado direito, então esse lado fica um pouco aberto. Estou fazendo fono há algum tempo e queria saber se quando a língua parar de projetar, a mordida fecha sozinha ou só fechará com a ajuda de elásticos. Obs: eu uso aparelho ortodôntico.

    1. Mariana, parte do problema deve se resolver apenas com a eliminação do hábito. O que faltar, com o aparelho (e se você já usa, fica facil).

  49. Olá, tenho 22 anos e uso a grade palatina ha quase 3 meses e gostaria de colocar os pontos positivos e negativos da grade. Os positivos são que parei de chupar dedo esse tempo todo e o tratamento está fazendo efeito, porém minha língua cortou muito no começo e agora tem algumas vezes q acordo com ela cortada mesmo depois de tanto tempo, a fala está melhorando mas tenho medo de não voltar ao normal e de quando eu tirar volte tudo como antes. Minha dúvida é se tenho como por uma grade removível agora q já uso o aparelho inferior e superior, o anel de cima é junto com a grade, teria como colocar uma removível ? Com certeza eu teria o compromisso de por a grade nas horas certas.

  50. Olá, uso a grade palatina há quase 6 meses. Já vejo uma grande diferença na mordida. O que me incomoda é que minha língua fica marcada e dolorida por ficar encostada na grade. Isso é normal?

  51. Ola, usei grade palatina fixa durante 2 anos e uns dois meses, a mordida aberta melhorou 100%, porem a minha dentista estava me enrolando muito, uso aparelho 3 anos, de uns tempos pra ca ela so tava trocando borrachinha, então decidi trocar de dentista, tive que tirar todo o aparelho e vou colocar outro, so tenho uma duvida, sera que eu vou ter que usar a grade de novo mesmo sendo removivel, estou com medo de voltar?

    1. Se o hábito que você tinha de empurrar os dentes da frente com a língua já foi removido, não há necessidade de usar a grade novamente, Carla.

  52. Olá,
    Estou desesperada. Uso aparelho ortodôntico ha 8 anos e nunca consegui resolver meu problema, pois tenho mordida aberta, sempre empurro meus dentes com a língua e isto acontece principalmente durante o sono, portanto é só pular uma manutenção e meus dentes começam a abrir novamente. Já passei por 2 ortodontistas (já que um mudou de cidade), e nunca me falaram sobre a existência da grade palatina. Gostaria de saber se o ortodontista precisa ter alguma especialidade a mais tipo ortopedia facial ou algo do tipo.

  53. Olá, tenho 15 anos, possuo a mordida aberta nos dentes da frente e estou utilizando aparelho móvel irá fazer 3 meses (arco de Hawley, na arcada superior e inferior), juntamente com a grade lingual fixa, na parte superior. Gostaria de saber se apenas o uso do aparelho será suficiente para fechar a mordida e se iria influenciar a presença de um fonoaudiólogo, uma vez que não me consulto com o mesmo.

    1. Eduarda, o simples fato da grade evitar que você empurre os dentes da frente já permite que a sua mordida aberta se feche. Se não completamente, em boa parte. O que não for corrigido, seré depois, com o aparelho. Um fono pode ajudar sim, ao prescrever pra você exercícios que ajudem a eliminar o seu hábito de interposição lingual.

  54. Boa tarde! Coloquei esta grade fixa hoje junto com o aparelho fixo superior. O meu maior receio é não conseguir falar “normal” novamente. O meu dentista disse que levava pelo menos 2 semanas a me habituar. Gostaria de saber se existe alguns exercicios para treinar a minha fala com o aparelho e quanto tempo leva até voltar a falar normalmente (se é possivel). Será que tenho que usar esta grade durante muito tempo?
    Cumprimentos.

    1. Realmente é uma questão de hábito, Sofia. Você deve usar a grade até que se acostume a manter a língua mais posteriorizada, ou seja, pare de “empurrar” os dentes da frente com a língua. A grade é “chata”, mas costuma ser eficiente na remoção desse tipo de hábito.

  55. Doutora, uso a grade há 6 meses, retirei ela ontem pq tinha que apresentar meu TCC na faculdade e com muito custo convenci meu dentista a retira-la, mas amanhã já voltarei ao consultório para colocar novamente. Perguntando a ele, o mesmo disse q o prazo para retirar a grade no meu caso ainda será de mais uns 18 meses. Você não acha q seria muito? No momento sem a grade sinto que estou conseguindo policiar melhor a língua, não deixando ela empurrar os dentes.

  56. Boa noite!

    Ontem coloquei a grade e fiquei bem nervosa, pois no consultório onde faço meu tratamento cada consulta é com uma dentista diferente e nenhuma delas me informou que eu teria que passar por essa tortura, isso que quando tirei o molde fui informada de que começaria logo aplicando o aparelho fixo. Enfim, como não há muita comunicação, pelo que entendi tenho a mordida cruzada, onde a “caixa” de cima não se encaixa com a de baixo e o meu canino esquerdo é bem pra frente, deixando o dente do lado para trás, sendo esse o grande motivo para eu corrigir. A doutora que aplicou a grade me disse que eu precisaria ficar com ela de 5 a 6 meses para depois colocar o fixo, porém se eu não me adaptasse, teriam outras formas. Pelo que li por aqui, teria a opção da grade móvel, vi que é menos efetivo mas é a melhor opção já que trabalho com minha voz e não consigo mais ficar 1 dia com a grade, amanhã estou indo para retirar. Às perguntas: realmente existem outras opções? Quais seriam? Esse tratamento pode ser feito durante ou após o tratamento com o aparelho fixo?

    Obrigada desde já!

    1. Juliana, existe a opção removível da grade, sim. Mas se voc~e não suar o tempo todo, não adianta nada, porque o problema de interposição lingual não vai ser resolvido e você vai continuar empurrando do dentes da frente. Exercícios de fonoaudiologia podem ajudar, também. O tratamento tem que ser feito durante ou antes do uso de aparelho fixo, depois não adianta, seu dentes vão começar a entortar de novo.

    1. Olá boa tarde, Dra !
      Minha filha tem 8 anos e tem esse problema de empurrar os dentes com a língua… ela chupa a língua e posiciona entre os dentes da frente. Por conta disso a mordida é errada, aberta, e os dentinhos da frente mais abertos…
      A recomendação do dentista e colocar o aparelho fixo de acrílico lingual… estou bem preocupada, pois temo ela não ser tão madura ou consciente a ponto de colocar o aparelho… Acho muito pequena ainda…
      Poderia me ajudar ?
      Obrigada.
      Vera Perussi

      1. Vera, se o aparelho é fixo, ok. O problema, na idade dela, é se fosse removível… porque aí seria preciso contar com a colaboração dela pra usar o aparelho, o que é complicado nessa idade. Quanto a lidar com o incômodo, não se preocupe… nessa idade as crianças costumam encarar bem o uso desse tipo de aparelho, muito melhor do que os adultos.

  57. E como se adapta? kk é q vou colocar essa grade depois de tirar o expansor, ai queria ja ter uma ideia do q vou passar.

    1. Se adapta no sentido de que se acostuma com o uso, Hanna. Agradável não é, mas dá pra se adaptar. 🙂

  58. Dra. Ana,
    Demora muito pra se fechar a mordida aberta anterior? O processo e rapido ou lento, e sobre a grade lingual, ela dificulta a fala??

    1. Depende do caso, Hanna. Pode levar 6 meses, 1 ano, 2 anos. A grade lingual pode trazer certa dificuldade pra falar sim, mas é questão de adaptação.

  59. Doutora, tenho 18 anos e coloquei a grade palatina fixa na minha boca, é possivel beijar alguém de lingua mesmo usando a grade? Atrapalha?

  60. Olá doutora!
    Eu, há 6 anos solicitei um aparelho, pois os meus dentes eram “encavalados”, mas com o passar do tempo fui ficando com a mordida aberta, e os meus dentes de cima não encostam no dente de baixo… No meu antigo dentista, fiz o uso de mais ou menos um mês dessa grade lingual, mas infelizmente não consegui me adaptar e retirei. Troquei de dentista há um ano, e ela me falou que poderia ser necessário eu fazer o uso da grade sim, mas até hoje, nada. Na minha consulta de hoje, ela me informou que eu teria que usar elásticos, no dente canino com o primeiro molar, formando um quadrado. Ela também sugeriu a ida a um fonoaudióloga, para a correção da interposição lingual… Até hoje não tive como ir ao fonoaudiólogo, mas percebi que minha mordida tem se fechado somente com o aparelho ortodôntico.
    Uma questão: eu durmo de boca aberta, e geralmente para poder fechar a boca no dia a dia, eu tenho que “forçar” os lábios, pois caso contrário, a boca fica com um pequeno espaço. É devido a mordida aberta? Será que mesmo a minha mordida fechando, eu ainda preciso ir na fonoaudióloga? Penso que se, a mordida está se fechando, qual a necessidade de ir na fono?
    Esses elásticos realmente ajudam a fechar a mordida?
    Desde já, obrigada!

    1. Jéssica, é em parte por causa da mordida aberta, mas é provável que haja outros fatores envolvidos, inclusive de posicionamento das bases ósseas. Eu acho que procurar uma fono ainda é uma ótima ideia, pois, se você não eliminar o hábito de interposição lingual, ao remover o aparelho sua mordida pode abrir novamente. Os elásticos ajudam a fechar a mordida, sim.

  61. Não tenho mordida aberta e ja tenho aparelho, a grade seria uma boa opção para parar de chupar o dedo?

  62. Olá Dra Ana… estou em tratamento para DTM, foi indicado uso de uma placa acrilica principalmente no período noturno, a dificuldade é que, inconsciente (dormindo) a retiro da boca devido ao hábito de sugar o polegar. A grade foi uma proposta para vencer o hábito. Porem tenho 40 anos, vejo esta possibilidade na minha idade uma situação constrangedora, a pratica deste habito para mim é vergonhosa, estar com um aparelho em que a maioria da sociedade sabe q é para intervir este hábito até mesmo porque nao tenho mordida aberta e nem interposição de lingua. Fazer uso deste aparelho seria como me expor a situação do ridiculo. Vc conhece outro dispositivo q possa ser menos visivel e ter a mesma função?

    1. Andreia, na remoção do hábito de sucção digital, a grade é a melhor indicação, mesmo. Você usá-la não vai denunciar seu hábito, pois as pessoas de forma geral não sabem pra quê serve a grade e, se perguntarem, ela é usada também pra remoção de outros hábitos, como você citou. Diga: “é pra melhorar o posicionamento da minha língua”. Pronto. Ainda, se o seu hábito é noturno, você poderia usar uma grade removível, só pra dormir… talvez um aparelho combinado com a placa de bruxismo, por exemplo.

  63. Doutora, tenho 25 anos, faço tratamento odontológico há 9 anos, minha dentista resolveu colocar a grade palatina agora, meu problema é ortopédico (ósseo). Terá o mesmo efeito que tem em um paciente mais novo?

    1. Gustavo, no sentido de remover o hábito, sim. Quanto aos efeitos sobre os ossos das maxilas / mandíbula, pode haver uma melhora, mas é preciso observar os resultados pra indicar algum aparelho ortopédico ou cirurgia.

  64. Ola Doutora!

    Tenho a mordida aberta… por conta da lingua, ela empurra meus dentes para frente. Uso aparelho fixo ha cinco anos… e minha dentista disse que tenho que fazer fono… nunca me disse sobre essa grade lingual… achei bem interessante, onde a encontro? Ou so posso usar por prescrição da dentista? Outra pergunta… tem algum problema usar tantos anos de aparelho assim, pois acho q minha dentista esta me enrolando… desde ja obrigada !!

    1. Pamela, sua dentista é quem deve indicar o uso da grade, se ela achar que se aplica ao seu caso. Converse com ela, pergunte se no seu caso a grande não seria uma opção. 5 anos é um tempo longo pra um tratamento ortodôntico, mas isso depende, também, de que problemas ortodônticos você tem / tinha.

  65. Doutora, tenho 14 anos e vou ter que usar a grade lingual, gostaria de saber se minha idade pode dificultar o fechamento da mordida, pois eu deveria ter colocado ha 4 anos atrás, por problemas financeiros não pude…???? Com o trabalho da fono, por quanto tempo mais ou menos irei usar essa grade?

    1. Yasmim, quando há problemas ortopédicos (ósseos), quanto mais jovem o paciente, melhor. Mas você ainda é bem jovem, então a época é boa pra tratar a mordida aberta esquelética. Você vai usar a grade até eliminar o hábito de interposição lingual, e o tempo de uso varia de pessoa pra pessoa. Eu diria que em torno de 6 meses, mas é só uma estimativa… pode ser mais, pode ser menos.

  66. Doutora, tenho 31 anos e chupo dedo desde criança, mas só agora tive condições financeiras de colocar o aparelho, e a minha dentista não colocou a grade sabendo que ainda chupo dedo, e o meu tratamento será que vai ser muito longo?

    1. Edinane, o uso da grade não é obrigatório, depende do caso. Como você já é adulta, pode se policiar pra não chupar o dedo, a grade seria útil, mas talvez fosse o caso de usar uma versão removível. Enfim… é questão de conversar com a sua dentista sobre isso. Não tenho como sugerir um tempo de tratamento apenas com base nas informações que você me deu.

  67. Doutora, Ana.
    Parabéns pelo site e pela disposição em ajudar tantas pessoas.
    Meu filho de 6 anos (completara 7 em janeiro), já passou por Otorrino, Fono e dentistas. Ainda não trocou nenhum dente, mas já nasceram os lá de trás. 🙂 O otorrino diz que não ha nada físico que o esteja fazendo respirar pela boca.
    Ele dorme de boca aberta, tem a mordida aberta, palato atresico/ogival e projeta a língua para frente, quando esta concentrado fazendo algo.
    Uma dentista amiga, que não mora na minha cidade, o avaliou e disse que ele precisaria usar o Hyrax fixo + desgaste leve nas cúspides dos caninos inferiores (q estão em topo) + grade lingual superior, posteriormente, o que daria cerca de 6 meses de tratamento, aproximadamente, + fono para hipotonia labial.
    Consultei um dentista, na minha cidade, e ele quer colocar um aparelho fixo superior + um móvel inferior, posteriormente, e disse que o tratamento levara de 2 a 2 anos e meio.
    Minha duvida é: em uma criança de 6/7 anos que não trocou nenhum dente, o mais indicado seria apenas fazer a abertura do palato e esperar para colocar outro tipo de aparelho quando os dentes começarem a cair ou não?
    Abraço e muito obrigada,
    Fernanda.

    1. Fernanda, eu, particularmente, não colocaria aparelho fixo (bráquetes) com essa idade. Seu filho está numa fase mais interceptativa do que corretiva, já que muitos dos problemas oclusais ainda não se instalaram. Então, de forma geral – e lembro que é só uma opinião, já que não tive oportunidade de examinar seu filho-, eu concordo com sua amiga dentista: usar o Hyrax pra melhorar o arco superior, a grade pra eliminar o hábito de interposição lingual e fazer algum ajuste oclusal que elimine contatos indesejados. Dessa forma, quando ele estiver lá pelos 12 anos, o tratamento corretivo será bem mais rápido e menos trabalhoso.

  68. Doutora, tenho a mordida aberta e o meu caso só vai se resolver com a ortognática, tenho 29 anos e faço pressão ainda com a lingua quando durmo, gostaria de saber se poderia usar o aparelho removível, sendo que ja estou com o aparelho ortodôntico normal, e quanto tempo dura para corrigir a posição da língua? Muito obrigada.

    1. Maria Paula, em princípio, sim. converse com o seu dentista. O tempo pra corrigir a interposição lingual varia de pessoa pra pessoas, mas costuma ser de alguns meses.

  69. Boa tarde. Tenho uma filha de 7 anos e a dentista dela falou que era necessário usar um aparelho para abrir um pouco a arcada superior a fim de aumentar os espaços para os caninos que estão por vir. Além disso ela falou que será necessário incluir uma grade lingual (ela chupou o dedo muito tempo, mas já não está com este hábito). Os incisivos ainda estão nascendo. Fico bastante apreensivo, pois acho que ela é bastante novinha para estes artifícios, que representarão bastante incômodo, além disso ela não possui problema de dicção.

    1. Mário, as crianças suportam esse tipo de tratamento muito melhor do que os adultos. O que pra gente é um sofrimento, pra elas é um incômodo suportável. Sim, ela é novinha mas, por outro lado, está na idade ideal pra se intervir de forma preventiva / interceptativa, ou seja, pra se evitar que certos problemas de mordida se desenvolvam e exijam um tratamento mais longo.

  70. Bom dia, tenho 25 anos e vou ter que colocar a grade lingual por empurrar os dentes com a língua, até pra falar coloco a língua nos dentes… Mas trabalho com recepção, e telefone é o dia inteiro, e acredito que vá atrapalhar no meu serviço, meus dentes são um pouco pra frente, mas percebe-se apenas quando vou comer um lanche, por exemplo, se tem salame, ele fica, porque na mordida não fecha, entende, não “serra” ou corta o alimento, minha dúvida é, se eu usar apenas pra dormir, ou em casa, não ajuda?? Ou tem que ficar 24 horas com ele?
    Grata.

    1. Aline, usar a grade lingual só parte do tempo não é o ideal, pois a ideia é remover o seu hábito de empurrar os dentes… se você não usar a grade o tempo todo, quando não estiver usando, sua língua continuará empurrando os dentes. Você pode até usar uma versão removível e tirar quando realmente for necessário, mas é essencial usar o maior tempo possível. Converse com o seu dentista.

  71. Só tem um aparelho pra lingual? Eu coloquei ele hoje e fiquei deseperada, não conseguia falar, fechar a boca, morder… Sai chorando de la e ela tinha colocado o fixo, eu fui pro serviço da minha mãe e arranquei, fiquei com vergonha, é muito feio e eu vi como que é quando coloca !

    1. Ah sim, agora entendi o caso. Então… até existe a opção de fazer a grade lingual removível. Mas você vai ter que usar de qualquer jeito, sendo feio / incômodo ou não. Se o paciente não usa, o tratamento não evolui… e ela não serve pra nada.

  72. Ana,
    Tenho 22 anos, uso aparelho ha mais ou menos um ano. Ha 8 meses faço uso da grade palatina por conta de minha língua empurrar os dentes! Minha mordida ainda não fechou e não suporto mais usar essa grade! Conversando com minha ortodontista ela mandou eu procurar a ajuda de uma fonoaudióloga para assim poder retirar a grade! Procurei a fono e ela me informou que iriamos fazer os exercícios! No entanto estou com dúvida com relação a retirada da grade! Se em todo esse tempo ela ainda não funcionou será que com exercícios com a fono ela vai funcionar? Gostaria de sua opinião! Acredito que a lingua até ja acostumou com a grade!

    1. Matheus, a função da grade é “educar” a sua língua, não fechar a sua mordida. Claro que, com a língua “sob controle”, a mordida às vezes fecha um pouco. Se no seu caso não fechou, não quer dizer que a grade não tenha funcionado, a questão é: você melhorou o posicionamento da sua língua? Se sua língua se acostumou com a grade, é possível que o objetivo já tenha sido alcançado. Quem vai pode confirmar – ou não – isso é a sua fono.

  73. Dra. Ana, olá!!
    Estou quase em pânico! hahah Eu sempre tive dente com uma abertura na frente, mas minha mordida era totalmente fechada, nem demais, nem de menos, os dentes se encaixavam normalmente e inclusive os dentistas diziam que o aparelho no meu caso era somente pra estética… o problema começou ano passado, eu tenho bruxismo e por isso meus dentes começaram a ter infiltração, e duas cáries internas. Tive que fazer restaurações, uma prótese e uma coroa com módulo, e nesse tempo eu tive que usar os últimos dentes pra mastigar, isso durou uns 4 meses, e tive que usar até mesmo os dentes do siso que eu já tenho há uns 5 anos (os 4 nasceram e não tive nenhuma alteração na minha mordida), só que quando já estava no final do tratamento reparei que meus dentes da frente já não encostavam mais quando eu fechava a boca, e a distancia foi aumentando com o passar do tempo, eu procurei minha dentista na época pra saber e ele tentou ver se tinha alguma interferência ou se era a prótese, mas nada. Minha lingua também não ficava empurrando os dentes da frente… então ela me disse apenas para procurar o ortodontista pra ver o que poderia ser feito… eu já terminei o tratamento faz uns 5 meses, a abertura diminuiu muito, sozinha, mas ainda tem e sinto muito um dente do fundo, que parece que está sendo pressionado. Quando eu consegui marcar com um ortodontista ela me disse, antes da documentação, que era um processo cirúrgico e até me passou o valor… quando eu tentei explicar o que tinha ocorrido, ela me interrompeu e disse que não tinha nada a ver, que eu sempre tive isso… mas eu tenho certeza que não! E outra… somente agora, nos ultimos 2 meses, é que comecei a perceber que minha lingua começou ir pra frente, coisa que não acontecia antes. Isso é possível? A distancia entre eles é o suficiente pra passar a unha, e só… será que eu terei mesmo que fazer uma cirurgia por causa disso? Ainda estou esperando a documentação.

    A abertura na frente que eu sempre tive é a distância entre dois dentes, um do lado do outro.

    1. Shelly, pela persistência do problema mesmo após o tratamento ortodôntico, me parece que o problema é esquelético. Como a ortodontista disse, “você sempre teve isso”, o que mudou foi o posicionamento dentário, visto que os dentes, dependendo dos seus posicionamentos, compensam (“disfarçam”) o problema esquelético. Mas nem por isso você é obrigada a se submeter a uma cirurgia ortognática, isso é opção sua. Apenas tenha em mente que, havendo indicação para cirurgia e você optando por não realizá-la, o problema nunca será resolvido de forma completa. Ou seja: pode ficar muito bom, mas nunca excelente.

  74. Bem, eu uso essa grade há 3 meses, gostaria de saber quando tempo irei passar com ela, qual o tempo máximo ?

    1. Você vai usar até que a posição da sua língua seja corrigida. O tempo varia de pessoa pra pessoa, depende da avaliação do seu dentista.

  75. Boa tarde. Tenho um problema que so vem aumentando e sempre quando durmo. Cada vez mais empurro meus dentes da frente com a lingua e com uma forca impressionante. Antes eram apenas os de cima, mas ja esta atingindo os de baixo tambem. Inclusive, modificou a posicao deles tambem. Muito triste, pois interfere no sono, quando tento parar de empurrar e colocar a lingua em outro lugar. Nao chupo dedo, nao tenho mordida aberte e ja estou com 32 anos. Essa grade seria apropriada no meu caso? Conhece algum lugar no RJ que trate de casos assim? Desde ja agradeco a atencao.

    1. Sim Sara, há indicação para a grade, como forma de “reeducar” você a posicionar a sua língua. Procure um ortodontista pra avaliar!

  76. Bom dia,

    Usei durante 8 meses essa grade lingual fixa em cima, retirei-a ha dois dias =) os meus dentes recuaram muito bem para dentro… sinto que a minha lingua está mais para trás e mudei o habito da lingua andar sempre a bater nos dentes da frente… custou mas valeu bem a pena o sacrifício =)

    Agora só falta retirar o aparelho 😀

    1. Obrigada pelo testemunho, Carla. Certamente seu relato será útil pra que outros leitores vejam que a grade é chata, mas funciona e vale o “sofrimento”. Abraço e que dê tudo certo no restante do seu tratamento. 🙂

    1. Mirelly, quanto antes a interposição da língua for corrigida, melhor. Então não tem idade mínima ou máxima, depende da indicação do dentista / ortodontista.

  77. Na grade fixa a língua tem que ficar atrás da grade, até ai eu compreendi.
    Mas a minha língua fica muito “dobrada”. Tipo quando pedimos a pessoa para tocar o meio do palato com a língua e ela tem que suspender muito a esta para que isso aconteça. A posição é essa mesma? Tenho a sensação de que minha língua tem um tamanho maior do que deveria. E só fica “confortável” embaixo da grade, tocando agora, os dentes inferiores E também, sem perceber, estou prendendo o lábio inferior no vão entre a grade e os dente de cima, já que a distância da grade para os dentes da frente é de quase 1 dedo. Isso é normal, principalmente nos primeiros dias?
    E é normal salivar muito com esse aparelho?

    Obrigada.

    1. Thiara, pode ser uma combinação de fatores: língua grande + posicionamento mais posterior da grade. Seria bom relatar essas dificuldades para o seu dentista, pra que ele verifique se não é possível anteriorizar a grade. Sim, considerando a mudança de posicionamento da língua e alteração da deglutição, é normal salivar um pouco mais (ou engolir menos).

  78. Ola!! Minha filha de 4 anos esta com a mordida aberta devido chupar dedo, e a fono pediu avaliação de um dentista para ver o que poderia ser feito, ja tentei tirar esse habito, mas nao consegui e a solução é a grade fixa, ela é mto novinha ainda e um pouco nervosa, mas creio que nao ha outra solução, afinal a fala ja esta prejudica, ela nao fecha a boca…

    1. Realmente, Cinara… quantos antes o hábito de chupar o dedo for removido, melhor. Sua filha está numa idade limite, pois logo começam a nascer os dentes permanentes e o problema pode se estabelecer.

  79. Olá Ana!
    Eu uso aparelho ortodôntico há 16 meses, a previsão para o tratamento é de 24 meses. Já foi feita toda a intercuspidação e apesar de não ter fechado todos os espaços 100% passamos para a fase de usar dois esporões nos dentes incisivos superiores para desinclinar os meus dentes da frente. Gostaria de fazer duas perguntas. A primeira é em relação à intercuspidação, o lado direito da minha boca fecha perfeitamente sem nenhum espaço, o lado esquerdo também fecha, encosta todos os dentes, pelo menos aparentemente, só que há uns pequenos espaços ainda. É normal?
    E a outra pergunta é em relação aos esporões. Pelo o que a minha dentista falou, eles iriam machucar minha língua para educá-la a não encostar mais nos dentes da frente, só que eles não machucam nada, e toda hora eu estou com mania, involuntariamente, passando a língua nos esporões. O que você acha? É assim mesmo ou estamos fazendo da forma errada?
    Desde já agradeço!

    1. Álvaro, a ideia da grade / esporão não é machucar a língua, não! É apenas restringir a sua movimentação de forma que você se acostume a mantê-la mais pra trás. Quanto aos “pequenos espaços”, eles ficam onde? Entre os dentes, lateralmente (diastemas), ou entre os arcos (os dentes de cima e de baixo ainda não se encostam)?

  80. Bom, tenho 23 anos, ja estou com aparelho fixo mas nao consigo parar de chupar o dedo, e isso esta atrapalhando o tratamento com o fixo, nunca falei com o dentista, sou muito timida e tenho muita vergonha de falar, o que a senhora me sugere, minha mae fica brigando comigo a noite para tirar o dedo da boca, mas nao adianta, quando estou quase dormindo volto a chupar o dedo, me ajude.

    1. Geovanna, é importante que você relate o hábito de chupar o dedo para o seu dentista. A grade lingual pode ser útil pra ajudar você a eliminar esse hábito.

  81. Dra., há 4 meses + – venho fazendo o tratamento, apenas com o aparelho fixo, aquele normal, mas hoje 17/02/2014 coloquei a grade palatina fixa, a explicação da minha dentista foi que o aparelho que coloquei hoje é para abrir a arcada dentária, eu nunca chupei dedo, mas usei chupeta aos 12 anos, a partir dos 15 anos eu comecei a perceber a mordida aberta, porém, apenas no ano passado com 21 anos, consegui dar inicio ao tratamento. Minha duvida é em questão a grade, demora em média quantos dias para adaptar a voz com o aparelho, e eu posso fazer seções com fonoaudiólogo, mesmo com a grade fixa? Pois incomoda muito, e comecei a trabalhar no mesmo dia que coloquei o aparelho, está sendo complicado.

  82. Dra. Ana, coloquei a grade lingual vai fazer 3 meses, e ela esta machucando a minha língua, tem tipo um buraco do lado da língua, minha mordida já esta fechando, os dentes do meio estão quase triscando, mas o do lado n muito, é normal o do meio fechar mais rápido do q o do lado? E o q eu posso fazer para a grade ñ machucar muito a minha língua?

    1. Noemia, taí uma questão complicada… a grade pode machucar mesmo, pois a função dela é manter a língua numa posição que não é muito confortável para o paciente, então a tendência da pessoa é forçar a língua contra a grade. Algo que pode ajudar são aquelas “cerinhas” ortodônticas usadas para proteger as bochechas dos bráquetes do aparelho… tem na farmácia pra comprar. Sim, é normal que um dente se movimente mais que o outro, depende de como as forças são exercidas, o que varia.

  83. Olá, eu chupo o dedo desde pequena, tenho 14 anos, meus dentes estão horriveis, eu tenho vergonha de falar, de rir, pq quando eu falo ou do risada os dentes de cima nao aparecem, e ja me perguntaram se eu sou banguela, e isso me constrangeu muito, o céu da minha boca ta mto fechado, um aparelho fixo resolveria meu problema?

    1. Jane, provavelmente não só fixo. Como você tem uma alteração óssea também, provavelmente seja necessário usar, além do aparelho ortodôntico fixo, algum aparelho ortopédico (como um disjuntor palatino –> https://medodedentista.com.br/2011/11/o-aparelho-no-ceu-da-boca.html , por exemplo, mas depende do caso). Casos mais severos podem até requerer cirurgia, mas qualquer coisa que eu diga pra você, sem examiná-la, é suposição. Procure um dentista / ortodontista pra avaliar.

  84. Olá, Dra. Ana. Coloquei a grade palatina fixa ontem e realmente há esse desconforto, mas já que devo usá-la, usarei, rs. Mas queria lhe perguntar qual deve ser a posição da língua: abaixo da grade ou atrás? Porque às vezes minha língua automaticamente fica abaixo da grade e isso a está machucando bastante. Obrigado. 🙂

    1. Atrás, Tony. A ideia é justamente conter a língua, pra que você se acostume a mantê-la mais para posterior. Mas de vez e quando ela vai “escapar” pra debaixo da grade, isso é normal.

      1. E durante a fala, tem algum problema se ela escorregar ou é preciso tentar falar também com ela posterior à grade?

        1. Pode falar normalmente, Tony. Até porque pra pronunciar alguns fonemas é preciso encostar a língua nos dentes anteriores, não tem jeito. O problema maior é quando a pessoa tem o costume de empurrar ou pressionar os dentes com língua mesmo quando não precisa, e é esse hábito que a grade lingual pretende eliminar.

  85. É que mesmo antes de botar o aparelho eu ja estava tratando, por isso que eu nao encosto mais a lingua nos dentes. Antes de começar o tratamento varios medicos ja tinham me falado que eu nao precisaria da grade, pois minha lingua nao encostava nos dentes da frente, apenas ela me disse isso agora, eu ja estou confusa 🙁

    1. Bom Pamela, o uso da grade é indicação da sua dentista. Se outros dentistas não sugeriram o uso da grade, talvez seja o caso de continuar o tratamento com um deles em vez de “convencer” sua dentista a não usar a grade. É uma questão de conduta clínica, cada profissional tem a sua.

  86. Oie Ana, tenho 16 anos chupei chupeta ate o dia 18/12/2013, que foi quando botei o hyrax com grade, foi um grande desconforto pra mim, pois eu ja nao me alimento direito e com esse aparelho acabei comendo so iorgute, falar com as pessoas se tornou um constrangimento, depois do 3 dia comecei a falar melhor, mas mesmo assim irrita muito, bja entao nem pensar, na verdade nao consigo nem sorrir.
    Agora depois de 3 semanas os aneis do hyrax quebraram, para minha alegria eles tiveram que tirar tudo.
    E hoje que estou sem aparelho eu consigo falar sem encostar a lingua nos dentes. Eu ate cheguei a falar com a minha dentista e ela me soltou as patadas, falou que eu sou obrigada a usar ou seria quebra de contrato. Mas eu nao aguento mais. Nao quero usar essa grade, o que eu faço??
    Me ajude, por favor

    1. Pamela, realmente é improvável que em 3 semanas o posicionamento da sua língua já esteja corrigido… não encostar a língua nos dentes ao falar não garante isso (aliás, como falar sem encostar a língua nos dentes?) 😉

      O que sua dentista quis dizer é o seguinte: ela planejou seu tratamento com a grade. Se você se negar a usá-la, ela já não tem como prever qualquer resultado, ficando o tratamento comprometido. Nesse caso, ela pode, sim, optar por não tratar mais você. Então, eu acho que é questão de você decidir o que quer: ou se submete ao tratamento como planejado ou interrompe.

  87. Eu uso esse aparelho, sera q nao teria como usar um removivel, e bem melhor assim eu poderia comer normalmente.

    1. Naiara, questão de você conversar com o seu dentista. O removível é uma opção, mas costuma ser menos efetivo porque depende MUITO da disciplina do paciente. Tem que usar.

  88. Ana, eu coloquei aparelho fixo e não falei para o meu dentista que tenho o habito de emburrar os dentes da frente com a língua, ainda tem como ser resolvido esse problema ? Será que ainda tem como colocar essa grade lingual? Me ajude, estou muito preocupada com essa situação. 🙁

    1. Adriana, seu hábito provavelmente não está causando grandes prejuízos à sua mordida, senão seu dentista já teria percebido isso e perguntado se você costuma empurrar os dentes com a língua. Creio que não será necessária nenhuma intervenção… mas comente com ele na próxima consulta sobre esse seu hábito.

      1. Fiquei muito satisfeita com a sua resposta, muito obrigada mesmo, vou falar com ele sim, fiquei mais tranquila depois do que você disse, obrigada de verdade, bjão. 😀

  89. Oi. Coloquei a grade e o esporão quando tinha 19 anos mas não suportei uma semana, me deixou muito mal, não conseguia comer, nem falar e pedi pra tirar. Tenho a mordida aberta e quero muito consertar, pois já me falaram que estou dormindo com a boca um pouco aberta e meio que roncando, acredito que seja por conta desse problema. Tenho 21 anos e não da pra usar esse aparelho, trabalho com atendimento ao público, faço curso de inglês, enfim… Pelo amor de Deus, existe a possibilidade de usar um móvel, posso usá-lo a noite no fim de semana, nas aulas da faculdade q não costumo falar muito… Sei que será mais demorado, mas não tem como eu usar esse aparelho e preciso de uma solução.
    Desde já obrigada.

    1. Leilane, sim, existe a versão removível da grade lingual. Mas mesmo assim, ela deve ser usada de forma contínua, pois a ideia é reposicionar a sua língua. No seu caso, em que há dificuldade de uso da grade, sugiro fortemente o acompanhamento de um fonoaudiólogo.

  90. Terrivel!!! Minha lingua está machucada 🙁
    Coloquei a grade lingual ontem, tentei tirar hoje. É simplesmente horrivel! Vi você dizer que depois de um tempo a pessoa que usa se acostuma a falar “direito”. Eu conseguirei pronunciar bem palavras como “proCESSO”, “trinta e três” daqui a algumas semanas usando essa grade? Péssima experiência essa!
    Ah, minha lingua por si só, fica embaixo da grade, o que a fere por sinal. Isso irá interferir no tratamento?

    1. Lu, geralmente é um processo de adaptação, mesmo. Não posso afirmar se você será capaz de pronunciar certos fonemas nesse período, a opinião de um fonoaudiólogo seria mais apropriada que a minha com relação a isso. A ideia é que a grade “ensine” você a reposicionar a sua língua, que não deveria ficar em baixo da grade… por isso está machucando.

  91. Dra,. Ana, coloquei a grade palatina quinta-feira e tenho muita dificuldade para falar e para comer, eu queria saber se eu vou ficar falando enrolado ate tirar a grande ou é só por enquanto?
    Ah, estou usando o aparelho normal e a grade palatina, e acho que a minha mordida esta fechando, então eu vou ficar menos de um ano com essa grade, neh?

    1. Provavelmente é só o tempo de você se adaptar ao uso da grade, Noemia. Geralmente se usa a grade menos de 1 ano sim, até que a pessoa “aprenda” a manter a língua melhor posicionada, de forma a não empurrar mais os dentes.

  92. Dra. Ana, coloquei a grade lingual faz 1 semana, e estou muito constrangida em conversar com as pessoas, comer, pq incomoda… além de ser mto feio! 🙁 Quero chorar td vez que lembro que n posso tirar e me da um desespero. Quero saber da possibilidade de trocar pela móvel, já que uso o aparelho ortodotico fixo de ceramica. Tem alguma possibilidade de trocar? Ahhh ja estou frequentando a fono p que ajude o processo a ser mais rapido. Minha dentista diz que n conhece a grade removivel sem o arco vestibular. Desde já agradeço.

    1. Amanda, depende da avaliação da sua dentista. O problema da grade removível é que o seu uso só dá certo se o paciente for MUITO colaborativo, já que ela pode ser retirada a qualquer momento (e sendo um aparelho CHATO PRA CARAMBA, não é nada incomum que a pessoa o remova frequentemente), e aí não adianta nada. Enfim, converse com a sua dentista e, se ela achar que a grade removível se aplica ao seu caso…

  93. Uso a grade fixa lingual e o aparelho fixo ha 1 ano e meio, estou esse tempo todo sem ficar com ninguem pois tenho medo, é possivel beijar com essa grade lingual fixa? Vai incomodar meu parceiro? Como faço para beijar com isso? Por favor me responde, tenho essa duvida desde que coloquei esse aparelho, porem morro de vergonha de perguntar ao meu dentista… obg beijos.

    1. Maah, o uso da grade atrapalha, sim, pra beijar… porque ela fica “bem no meio do caminho”, né?! Mas não vai machucar você ou seu parceiro, nada assim. Vocês apenas terão que ser mais “criativos”. Enfim: dá pra beijar, sim, mesmo que incomode um pouco.

  94. Dra. Ana, minha filha de 6 anos tem mordida cruzada e sempre chupa a lingua. Põe a lingua pra frente e a fica chupando. Há dois meses sua dentista pôs uma grade lingual, porém minha filha põe a língua por cima da grade e a chupa do mesmo jeito, tendo aumentado bastante a sua salivação, chegando a babar mesmo acordada. Em alternativa a grade comum ela sugeriu que cortasse a grade, fazendo uma espécie de espeto, assim sempre que minha filha pusesse a lingua por cima da grade sentiria o incômodo, podendo arranhar/furar a lingua, com a intenção de que ela deixe de por a língua pra frente pela dor. Pergunto se essa seria uma solução plausível ou o que é sugerido pra esse caso? Obrigado.

    1. Marcus, é uma solução plausível sim, embora extrema (afinal temos que considerar a possibilidade de machucados na língua). Mas no caso da sua filha, que está “burlando” 😉 a grade convencional, talvez seja o caminho. A opinião de um fonoaudiólogo seria interessante, também.

  95. Ola Dra. Eu já usei aparelho fixo, usei a grade lingual e fiz fono por um tempo… isso ha uns 6 anos atras. Porem, vejo que minha língua esta outra vez empurrando meus dentes, e noto que meus dois dentes da frente estão indo pra frente junto com a minha arcada. Minha mordida é bem certinha, não é aberta, e meus dentes não são tortos; porem, se eu não usar a grade lingual, eu vou ficar “dentuça”. A minha pergunta é: como a minha língua empurra meus dentes somente quando durmo, e minha arcada já esta um pouco mais pra frente, se eu usar a grade lingual, os meus dentes da frente podem ir um pouco para atras naturalmente, ou so e possível obter isso usando aparelho fixo novamente? Como você mencionou, a mordida pode fechar naturalmente com o uso adequado da grade, mas nao sei se meus dentes também podem “retroceder” naturalmente também com a correção da interposição lingual.
    Desde já, muitíssimo obrigada pela ajuda.

    1. Daniella, apenas o uso da grade já é capaz de fazer com que os seus dentes venham para trás. Mas provavelmente o alinhamento não ficara como ao fim do tratamento ortodôntico.

      1. Obrigada Dra. So de saber isso, ja me sinto feliz! Voce sabe em quanto tempo se pode obter os resultados, usando a grade corretamente, ou comecar a ve-los, ja que no meu caso minha arcada so esta um pouquinho pra frente? Quanto tempo levou para a mordida fechar do paciente que você publicou as fotos acima? Obrigada!!

        1. O caso das fotos não é meu, Daniella. Procurei pra ver se o ortodontista que o realizou cita o tempo de tratamento, mas não cita. Eu imagino que deva ter levado de 6 meses a 1 ano.

  96. Vou colocar grade lingual com a barra, e tipo depois de um tempo vou colocar junto com o aparelho fixo, isso é possivel? Quando eu for falar a grade vai aparecer ? Tipo, nunca ouvi falar dela, mas vou ter que colocar e gostaria de saber se vai empatar pra eu beijar ?

      1. Obrigadaa *-*
        Tem como me mostrar como é essa grade com barra, tô curiosa, essa barra fica onde mais o menos ?

        1. Nayse, depende do seria essa barra… não estou bem certa do que se trata, varia. Existe a barra transpalatina, que é instalada nos dentes de trás e atravessa o céu da boca. Mas eu não tenho como saber se é ela que seu dentista pretende utilizar (ou se o termo “barra” se refere ao fato da grade lingual ser fixa). A barra transpalatina é essa: http://bit.ly/192Jvq7

  97. Ola Dra, ja faz 2 anos que uso aparelho e desde o inicio minha dentista me disse que eu teria que usar a grade porque falo empurrando os dentes com a lingua e minha mordida é super aberta, trocaram minha dentista rs e ja to no terceiro mes com essa e hj ela colocou o famoso esporao na parte inferior, mas ta doendo muito, eu quero muito melhorar, sera que eu posso usar a massinha pra melhorar, naum vai atrapalhar?? Obrigada.

    1. Pode sim, Elisangela. Se a grade estiver causando feridas na sua língua, use a cerinha / massinha pra protegê-la. Não vai interferir no tratamento.

  98. Boa noite Dra. Ana, é com muita alegria que venho dizer que minha mordida está quase fechada! Depois de 4 meses usando a grade palatina fixa. No começo foi muito difícil, pensei em desistir diversas vezes, não conseguia falar, nem comer direito, não tinha certeza de que ia dar certo, afinal fui em uma dentista que me falou que não iria dar certo e meu caso era SOMENTE cirurgico por conta da minha idade, eu tenho 17, veja que absurdo!!!! Imagine como fiquei arrasada? De fato minha mordida era muito aberta, mais do que a da foto, posso afirmar, e hoje tenho vontade de ir lá e mostrar a ela o resultado, minha mordida que está quase fechada. Gostaria de saber se meu dentista já vai retirar a grade? Pois percebi que antes da ultima foto o paciente está sem a grade e no meu caso minha mordida ainda é menor que a dele, a abertura.

    Obrigada!

    1. Fico feliz em saber, Erllen! Tudo depende do controle da parafunção, ou seja se você já aprendeu a “controlar a língua” ;). Se sim, já é possível remover a grade, pois não haveria mais razão pra usá-la.

  99. Olá,

    O meu filho está com 5 anos e a ortodontista decidiu colocar essa grade lingual fixa. Uma amiga que é dentista me disse que é muito perigoso usar fixo nas crianças, porque ao retirar a grade fixa vem junto o dente de leite. Isso é verdade? Estou muito nervosa e preocupada… Obrigada.

    1. Silvana, isso só aconteceria se o dente de leite que segura a grade estivesse muito mole, e um dente de leite muito mole geralmente já está a ponto de ser substituído mesmo. Se eu fosse você, não me preocuparia com essa possibilidade.

  100. Sim. Entendi !
    Farei isso hoje mesmo, uma última pergunta, eu já uso o aparelho ortodôntico, e nele tem as “plaquetinhas” coladas na frente, e eu percebi na foto que o aparelho removível tem um ferrinho pela frente da boca, será que isso tem algum problema, será que esse aparelho removível só pode ser usado em pacientes que não tenham esse aparelho ortodôntico ?
    Obrigado Ana 🙂

    1. É, nesse caso a grade removível não pode ter o arco vestibular (o tal “ferrinho”). A retenção do aparelho removível terá que ser apenas através da parte acrílica e de grampos.

  101. Olá Ana !
    Estou com a grade lingual ha três dias, e não estou me sentindo bem com ela, ta sendo muito complicado pra comer, falar e até mesmo namorar… Gostaria de saber como funciona essa “grade removível”, porque você disse em um comentário anterior que “Porém aí o tratamento fica altamente dependente da colaboração do paciente”, eu queria pelo menos poder retira-la quando eu fosse comer… Me ajudaria muito, estou com uma dúvida de ir ou não ir hoje no dentista para pedir que ela retire essa grade da minha boca, incomoda demais, e perguntar se tem alguma outra maneira de continuar esse tratamento (sem o uso “disso”) .
    Aguardando respostas, obrigado !

    1. Jhonny, é que com a grade removível o sucesso do tratamento depende MUITO de que o paciente use a grade. Como você já percebeu, a grade é chata, incomoda, às vezes até machuca… então a tendência, quando ela é removível, é que a pessoa não use de forma contínua (tipo, tira pra comer e só lembra que tinha que ter recolocado na próxima refeição… ;)). Mas aí é uma questão de comprometimento: converse com a sua dentista sobre a possibilidade de trocar a grade fixa por uma removível.

  102. Boa noite, Dra.
    Coloquei o aparelho grade lingual fixo hoje. Está sendo horrivel, já que tem essas gradinhas na frente e no meio do céu da boca, o aparelho fica muito baixo. Mal consigo comer, falar e estou salivando muito. Como proceder, pois namoro a distância e é impossível conseguir beijar com esse aparelho, pois ele não encosta no céu da boca e está baixo. Sinceramente, estou desesperada e me da vontade de tirar com as mãos.
    Grata.

    1. Gis, como a ideia da grade é limitar a movimentação da língua, realmente: é difícil de beijar usando a grade. Qual a sua idade? Converse com o seu dentista pra ele reavaliar, ver se o aparelho está bem ajustado. Outra possibilidade é o uso da grade removível, porém aí o tratamento fica altamente dependente da colaboração do paciente.

  103. Minha filha tem 10 anos e vive com a boca aberta, inclusive a noite. Começamos ha 2 meses a fazer o tratamento com a fono, para colocar a língua no lugar, pois ela disse que os seus dentes não crescem por causa da língua. E agora vamos colocar a grade para dormir, pois durante o dia ela pode se policiar, já que tem 10 anos. É isso mesmo Dra?

    1. Gessiane, faz sentido. Mas seria legal se ela usasse a grade também durante o dia, porque se policiar, com qualquer idade, é difícil… já que é um hábito adquirido. Enfim, vale a orientação da fono e, com o tempo e os resultados obtidos, pode-se adequar o tratamento.

  104. Li e entendi o processo de fechamento da mordida aberta por questão da projeção da língua, mas se a pessoa não se conscientizar e não trabalhar a musculatura da língua, a mesma quando retirar a grade não voltará a empurrar os dentes ? Não seria necessário trabalhar a musculatura da língua ?

    1. Sem dúvida, Elvira! Se o hábito não for completamente removido, os dentes entortarão novamente. Por isso é desejável que o acompanhamento fonoaudiológico, também.

    1. Jainny, depende dos problemas estéticos / de mordida que você tem. Procure um dentista / ortodontista e faça uma avaliação.

  105. Bom dia! Gostaria de saber quanto às pronuncias das palavras… Como acelerar o processo de “reaprendizagem” da fala?????
    URGENTE!

    1. Gabriel, não sei se dá pra “acelerar”… é uma questão de adaptação e treino, porque a língua assume nova posição com o uso da grade lingual. Um fonoaudiólogo poderia ajudar você.

  106. Olá, tenho 13 anos e meu dentes estão assim, como na foto, eu chupo o dedo desde bebê, mas agora to evitando mais, to querendo deixar de chupar o dedo aos poucos, pq é muito dificil de deixar, se eu deixar de chupar o dedo, vou ter que usar esse aparelho ai? Ou só um aparelho fixo basta?

    1. Rívia, a grade lingual serviria para remover o seu hábito de chupar o dedo. Se você parar sozinha, não haveria necessidade de usá-la. Aí, o aparelho fixo corrigiria o problema.

  107. Estou usando a grade ha três dias e até agora não consigo comer quase nada, não consigo falar direito, e estou muito incomodada com a grade, fui ao dentista pedir pra tirar mas ele me aconselhou a não tirar porque atrapalharia o tratamento, mas trabalho atendendo pessoas e é horrível essa sensação, fora que ficar sem me alimentar está me fazendo mal, mas queria terminar meu tratamento, gostaria de saber se demora muito pra adaptação, se vou voltar a falar normal e se vou conseguir comer comida solida?

    1. Maria, os pacientes costumam se adaptar à grade (pra falar, pra comer) em alguns dias, mas não é muito fácil, mesmo. Realmente, se você remover a grade, o tratamento ficará comprometido.

  108. Ola!!! Coloquei o aparelho grade palatina ha 10 dias, esta horrivel, mas tenho ke usar, tenho 54 anos e chupo o dedo rs, nao quero mais chupar, mas a minha lingua ta cortada, cuidei, passei pomada, nada adiantou, a minha dentista fez uma cobertura com a maça de dentatura, mas cai… o que poço fazer??? Obrigada, bjos

    1. Dalva, tem uma cerinha ortodôntica, que se compra em qualquer farmácia, que serve pra proteger a bochecha do contato com os bráquetes do aparelho. Eu acho que, no seu caso, seria bem útil: sempre que a grade machucar, você pode colocar uma bolinha da cerinha nela (na grade) pra proteger a língua do atrito.

    2. Oi Dalva,
      Como foi o resultado, deu certo, vc conseguiu parar o hábito?
      Tenho 48 anos e também tenho o habito de chupar o polegar esquerdo. Coloquei a maldita GRADE a dez dias e não estou suportado, língua machucada, não falar direito e nem comer direito.
      Estou pensando em desistir, podes me informar como foi seu tratamento?

  109. Ana, eu chupei meus dedos até 12 anos de idade, agora estou com 13. Minha mordida não é TÃO aberta, só é um pouco. Eu tenho metade do maxilar para frente, se é que você me entende. Vou usar a grade lingual?

    1. Victória, se você não chupa mais o dedo e não tiver o hábito de empurrar os dentes da frente com a língua, não há necessidade da grade lingual.

  110. Olá! Eu tenho 11 anos e moro em Itumbiara, eu chupo dedo até hj, é preciso por aparelho mas eu to com medo, me fala qual aparelho eu posso por ?

    1. Maria Fernanda, quando se chupa o dedo já há tanto tempo, há uma grande possibilidade de você ter uma mordida aberta anterior (os dentes da frente não se encostarem quando você morde). Nesse caso, seria preciso usar aparelho fixo, aquele em que se cola pecinhas (bráquetes) nos dentes. Peça pra um responsável levar você num dentista / ortodontista pra avaliar.

  111. Olá Ana, eu chupava chupeta quando era pequena, e tinha a mordida aberta, mas coloquei aparelho e com o tempo isso foi arrumando. Mas uma coisa sempre me incomodou, meus dentes nunca ficavam pra tras e eu ficava com a boca meia pra frente, e depois fui descobrir que tenho o habito de deixar a lingua nos dentes, e isso vai empurrando-os pra frente. O QUE EU FAÇO ?

    1. Thayna, se o seu hábito de empurrar os dentes não for removido, a tendência é de você sempre empurrá-los para frente. Seria bom a opinião de um fonoaudiólogo.

      1. Estou tentando controlar a minha língua, e acho que estou conseguindo, só na hora de dormir que eu tenho problemas. Será que devo procurar fono mesmo assim ?

        1. Thayna, é que eliminar esse hábito geralmente á algo que o paciente não consegue fazer sozinho. Seria legal a opinião de um(a) fono. A grade lingual removível, citada no texto, pode ser uma boa alternativa também, pra você usar só na hora de dormir, por exemplo.

  112. Boa noite, coloquei a grade lingual fixa ontem, e estou me sentindo muito incomodado, atrapalha em tudo! Comer, conversar, e até namorar! Tenho 20 anos, e gostaria de saber se eu pedisse pra dentista a grade móvel, e usasse o dia inteiro, tirando apenas quando fosse sair no final de semana, e por pouco tempo, atrapalharia?

    Obrigado!

    1. Gabriel, vai muito do comprometimento do paciente com o tratamento. Se você acha que dá conta, converse com a sua dentista sobre essa possibilidade.

      1. Entendi, mas pelo o que li na internet, eu já uso o aparelho fixo, então não teria como :/
        Muito ruim usar isso.

        1. Até teria, Gabriel, mas a grade não poderia ter o arco externo, talvez tivesse que ter grampos adicionais para retenção.

  113. Olá Dra. Ana,
    Tenho 32 anos e tenho mordida aberta em função da anteriorização de língua. Fiz fono por 1 ano (não resolveu), faço tratamento ortodôntico há 3 anos, meus dentes são alinhados, mas minha mordida continua aberta, minha dentista me pede para usar elásticos presos nos brackets até nos incisivos centrais e laterais para fechar minha mordida (não consigo usar por muito tempo), e agora busco saber sobre cirurgias ortognáticas, mas minha dentista não recomenda, justificando que meu mau hábito me faria perder o resultado da cirurgia. Será que no meu caso o aparelho removível com grade é indicado?

    1. Jaqueline, considerando que você já tentou outras soluções e que sua dentista tem razão (não adianta fazer cirurgia se o hábito não for eliminado), acho que a grade lingual pode ajudar, sim. Mas o papel dela é reeducar o posicionamento da sua língua, ela não é, em si, uma solução.

  114. Olá, uso aparelho fixo superior há 1 ano e meus dentes já estão certos e prontos para a retirada do aparelho, porem minha dentista não quer retirar o aparelho pelo fato de minha lingua estar empurrando os dentes para frente, já fiz secções com a fono mas não resolveu, então comentei com ela sobre a grade palatina junto ao aparelho móvel, e ela me disse que não iria funcionar pois a minha lingua iria perder referencia… procede tal informação ? Eu acredito que com a grade lingual palatina junto ao aparelho móvel, somando com os exercicios da fono, iria resolver meu caso… devo procurar outro profissional ?

    1. Hélio, a sua teoria faz muito sentido. Se você tiver disciplina em usar o aparelho removivel com a grade, a forma como você posiciona a língua pode ser “reprogramada”. Confesso que não entendi muito bem o que a minha colega quis dizer com “perder a referência”. Porque, afinal de contas, em algum momento você vai ter que remover o aparelho fixo, não tem jeito.

  115. Boa noite, coloquei a grade lingual ontem e estou sentindo muito incomodo, a minha lingua já está toda machucada e pra falar está sendo horrível. Trabalho em um local que necessito usar o telefone e está sendo uma sensação horrivel falar com a lingua presa. Com o tempo essa sensação passa e eu irei acostumar ou sentirei dor e falarei assim ate o final do tratamento com a grade?

  116. Meu filho tem 4 anos e fui ao dentista para colocar o aparelho pois ele chupa o dedo, mas o aparelho já soltou duas, qual e o forramento mais apropriado para prendê-lo?

    1. Vera, existem resinas específicas pra fazer a colagem do aparelho. No começo, já que o paciente ainda não está habituado ao uso, é comum peças do aparelho se soltarem. Mas esse costuma ser um problema que diminui com o tempo.

  117. Minha filha tem 7 anos e a dentista disse que ela precisa usar a grade. Ela chupa dedo desde pequenina. Não sei se nessa idade é a melhor saída, pois fico com receio que, em busca da dentição perfeita, ela venha a sofrer bullying na escola ou de outras crianças por conta dessa grade, juntando com o óculos que ela teve de usar. Além do trauma de interromper o hábito drasticamente. Já tentamos conversar e até mesmo controlar, mas não conseguimos. Por mais que possa ser necessário, acho muito drástico para a idade. Se for necessário, por quanto tempo tem de usar, haja vista que a abertura que tem não chega pouco mais de 1 mm? Ela disse que precisa também do acompanhamento de fono, mas minha filha não tem língua presa nem fala chiado. Só coloca às vezes a língua na parte da frente, mas não é sempre. Por favor, se puder ajudar com alguma informação. Ela poderia usar o aparelho fixo que é mais comum?

    1. Manoel, a função da grade é remover o hábito de chupar o dedo. Se sua filha interromper esse hábito, a mordida dela deve se fechar de forma espontânea, o que é ótimo. O hábito de chupar o dedo é muito pior do que o de chupar chupeta, por exemplo, porque da chupeta a gente se livra, esconde… mas como esconder o dedo da criança? Por isso mesmo é que se toma essa medida drástica do uso da grade. O tempo de uso varia e está ligado diretamente à interrupção do hábito. A fono, nesse caso, não visa corrigir problema de fala, mas a interposição da língua “empurrando” os dentes. Na idade dela, 7 anos, não dá pra usar aparelho fixo com bráquetes ainda, o ideal seria aguardar até os dentes permanentes nascerem, o que ocorre lá pelos 12 anos. Mas, se ela parar de chupar o dedo já, um possível tratamento ortodôntico com aparelho fixo no futuro será muito mais rápido e fácil.

  118. ANA, TENHO PLANO DENTÁRIO, NÃO PAGUEI O APARELHO, SEGUNDO A DENTISTA EU SÓ PAGO A MANUTENÇÃO, SO QUE NO DIA EM QUE COLOQUEI, A MESMA JA ME COBROU UM MÊS ADIANTADO, NÃO SABIA DISSO, NÃO LEVEI DINHEIRO, E DISSE QUE ACERTARIA COM ELA DEPOIS, SÓ QUE NOS 2 DIAS SEGUINTES A COLOCAR O APARELHO PARA FECHAR A MORDIDA + GRADE PALATINA, DECIDI QUE IA RETIRAR, QUE EU MESMO O FIZESSE, ELA TIROU E DISSE QUE NO CASO HOJE NA CONSULTA EU LEVASSE O DINHEIRO, CREIO QUE SEJA UMA COBRANÇA MEIO INJUSTA POIS NÃO UTILIZEI O APARELHO.

    1. Pelo que entendi, sua dentista instalou o aparelho fixo e a grade palatina, certo? Ao meu ver, ao instalar o aparelho ela realizou um procedimento que conta como uma manutenção (ou uma restauração, uma limpeza, enfim, um trabalho na sua boca). Portanto, ela não cobrou o aparelho em si de você, mas a instalação dele. Eu procedo da mesma forma com os meus pacientes, pois a instalação do aparelho é um procedimento que toma tempo, onde são usados materiais, etc.. Quanto à grade, ela costuma ser confeccionada num laboratório de prótese, tendo portanto um custo. Em resumo: acho justo que você pague pela instalação do aparelho, pela remoção dele e pela grade, mesmo que você não continue com o tratamento ortodôntico… pois sua decisão e posterior desistência gerou uma série de custos e a utilização de tempo clínico (atendimento) da sua dentista.

      1. Minha filha tem mania de chupar a lingua, ela tem 13 anos e não consegue deixar, o dentista quer colocar um aparelho e ele disse que vai espetar a lingua dela, e ele disse que podia ate ferir alingua dela, ta certo isso?

        1. Wilzila, se sua filha ficar pressionando a língua contra o aparelho (a grade lingual), pode machucar, sim. Mas a intenção do aparelho não é de “espetar” a língua, ele não tem pontas, é apenas de manter a língua na posição correta e acostumar a sua filha a deixá-la nessa posição.

          1. Depende da sua idade, mas geralmente correções de posicionamento dentário exigem uso de aparelho fixo.

  119. Ana, uma pergunta, se eu desistir do tratamento mesmo depois de ter usado o aparelho com a grade palatina, a dentista pode cobrar assim mesmo ??????

  120. OLÁ, COLOQUEI A GRADE PALATINA POR CONTA DE CHUPAR DEDO MESMO TENDO 24 ANOS, SE TORNOU UM VICIO COMO QUALQUER OUTRO, SÓ QUE A GRADE ESTA ATRAPALHANDO MUITO NA MINHA ALIMENTAÇÃO E NA FALA TAMBEM, A MINHA DENTISTA NÃO QUER RETIRAR, MAS ISSO TA FICANDO INSUPORTÁVEL, O FATO DE NÃO CONSEGUIR COMER NADA SÓLIDO, FORA QUE TRABALHO E USO O TELEFONE CONSTANTEMENTE E CREIO QUE AO INVÉS DE ME AJUDAR ISSO POSSA ME PREJUDICAR, O QUE VOCÊ ACHA QUE DEVO FAZER ???

    1. Luis, se você acha que não consegue usar o aparelho peça à sua dentista pra remover. Não é ela que tem que querer alguma coisa, é você. Mas se eu fosse você, pensaria bem a respeito… se você não usar a grade o seu hábito de chupar o dedo não vai ser eliminado e a sua mordida não vai fechar. Nesse caso, todo o seu tratamento ortodôntico fica comprometido. Existe, também, a versão removível da grade… mas aí o tratamento depende totalmente da sua colaboração.

    1. Amaury, se você tem o hábito de empurrar os dentes com a língua, é importante usar a grade para reeducar o seu posicionamento lingual. Se isso não for feito, mesmo que o aparelho fixo alinhe os seus dentes, eles podem entortar de novo depois de remover o aparelho.

  121. Na realidade eu uso aparelho odontológico ha 1 ano e tenho mordida aberta, os dentistas pediram para usar ligas, mas quando eu deixo de usar os dente voltam pro mesmo lugar.

  122. Bom dia! Tenho um filho de 4 anos de idade que apresenta anteriorização de lingua acentuada, está começando a alterar a dentição, aumento de saliva durante a fala, distorções de fonema, incluve tem acontecido de morder a lingua durante a alimentação.
    Essa anteriozação de lingua associo ao uso de mamadeira tardia (já não faz uso há uns 6 meses) fora esse não possui nenhum habito deletério que justifique.
    Sou fono e estou trabalhando esta reeducação sem muita melhora talvez pela relação mãe e filho, mas estamos caminhando… rsrsr
    Pois bem, esse relato todo eh para perguntar sua opinião sobre o uso da grade nessa idade, consultei com um orto que apos avaliação aceitou colocar na tentiva de amenizar o problema, já que o mesmo esta bem acentuado. Tenho procurado na literatura e não encontro relato nessa idade.
    Com relação a fonoterapia, moro no interior e sou a unica fono daqui.
    Agradeço deste já a atenção.

    1. Bianca, realmente: geralmente a grade lingual é usada só mais tarde, não me lembro de ter visto um caso em que o paciente fosse tão jovem. Porém, se o hábito existe, vale a pena tentar removê-lo. Nessa idade é preciso que a grade seja fixa, pois não será possível contar com a colaboração do seu filho, que é muito novinho pra entender. Eu acho que vale a tentativa. 🙂

      Essa coisa de relação mãe x filho / profissional x paciente eu sei bem como é… escovar os dentes do meu filho não é moleza não, minha moral com ele é baixíssima. 😉

  123. Nao conhecia isso, antigamente eu tinha o habito de empurrar os dentes da frente com a lingua, nao sei se era um cacoete ou o que. Menos mal que consigo fechar quando mordo.

  124. É importante ressaltar que a intervenção precoce (dentro d um limite) evita, em mtos casos, uma remodelação ossea inadequada e definitiva, q pode levar a serios prejuizos na idade adulta. Por isso os pais devem estar sempre atentos e tirar duvidas com profissionais qualificados desde cedo.

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista