Pacientes diferentes, tratamentos diferentes.

O ser humano é movido a comparações, e pode notar: geralmente a grama do vizinho é mais verde que a nossa (mesmo que não seja). Eu acho que comparar pessoas e coisas é uma forma válida de avaliar se estamos no caminho certo, se as coisas vão bem. O problema está quando coisas que não podem ser comparadas são submetidas a esse método de verificação. Aí da confusão.

Todo dia recebo contatos de pessoas procurando descrever o que o dentista fez durante um determinado tratamento e me perguntando se o que ele fez foi correto. A ideia é comparar a minha opinião com a conduta do colega. Se levarmos em conta que quem pergunta é leigo no assunto, faz muito sentido esse tipo de contraprova. Mas é claro que eu não caio nessa, até porque eu não sei o que realmente aconteceu, já que a descrição do ocorrido é parcial e feita por alguém que não entende nada de Odontologia (e nem tem obrigação de entender, isso não é uma crítica). Eu teria que ouvir os dois lados pra emitir uma opinião com conhecimento de causa.

Uma coisa que acontece demais é a comparação entre tratamentos ortodônticos. A pessoa descreve que o ortodontista fez “isso, isso e aquilo” e depois conta que, com OUTRA pessoa (geralmente um amigo ou parente), OUTRO ortodontista fez OUTRA coisa. Aí vem a pergunta inevitável: tá certo isso? Exemplificando:

  1. Meu dentista instalou o aparelho hoje mas não colocou as bandas. Tá certo isso? 
  2. Meu dentista colou as pecinhas da parte de cima do aparelho e disse que vai colar as de baixo só no mês quem vem. Tá certo isso?
  3. Eu uso aparelho há 1 ano e ainda não coloquei aquele elástico que parece uma corrente. O meu amigo usa aparelho há 6 meses e já está usando. Quando eu vou usar? Tá certo isso?
  4. Eu coloquei aparelho ontem e não sinto dor nenhuma. Minha irmã, quando colocou aparelho, ficou uma semana só tomando sopa por causa da dor. Será que meu aparelho não tá bem apertado? Tá certo isso?

E por aí vai. E o “tá certo isso?” às vezes vira “será que meu dentista tá me enrolando?”, mas a ideia é a mesma, né?! 😉

Quando é que eu vou usar?

Gente, certas coisas não têm comparação. Cada paciente tem um motivo diferente para usar aparelho, portanto um problema diferente de mordida a ser resolvido. E problemas diferentes exigem soluções diferentes. Por exemplo, eu usei aparelho durante 2 anos e nunca usei o tal do elástico que parece uma corrente. A mecânica ortodôntica (a movimentação dos dentes) pode ser feita de várias formas, através de várias técnicas e com o uso de vários dispositivos: elásticos, bandas, molas, arcos, amarrilhos, mini-implantes, etc.. Nem todo paciente vai usar todos esses dispositivos.

Ainda: nem sempre o aparelho é instalado por completo numa sessão só. Tem dentistas que instalam primeiro em cima, depois embaixo, depois as bandas. Tem dentistas que instalam tudo junto. Tem dentistas que instalam só os bráquetes e deixam as bandas (os anéis metálicos) para outro dia. Eu, particularmente, gosto de fazer da terceira forma, por uma questão de conforto para o paciente… assim a consulta não fica muito longa e o paciente não precisa se ocupar com várias possibilidades de desconforto de uma vez só. Mas se o seu dentista faz diferente… tudo bem!

O recado é: você não é igual ao seu amigo. O seu problema de mordida (e/ou estético) requer uma solução personalizada. E mesmo que o ortodontista de vocês seja o mesmo, não há garantia nenhuma de que o tratamento será conduzido da mesma forma (e muito menos que o tempo de tratamento será igual). Pacientes diferentes, tratamentos diferentes… e isso vale pra outros tipos de tratamentos odontológicos também. Se o tratamento de canal do seu amigo foi feito em apenas uma sessão, não se assuste se o seu demorar 4 consultas. Acontece. 🙂

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Ortodontia

Marcadores:

216 comentários

  1. Eu uso aparelho ja faz um tempo e tenho dois dentes separados, e me falaram que pra fechar eu teria que usar aquele elastico corrente, e minha dentista n utilizou ele, está somente com o aparelho os dentes, tem como fechar somente com o aparelho sem nada ?

    1. Tem sim, Jessica. O fechamento desse espaço pode ser feito de várias formas, o elástico corrente é só uma delas. E talvez nem seja usado. Cabe à sua dentista decidir a melhor forma de fazer isso.

  2. Oi dra. Queria tirar uma dúvida. Tirei um dente incisivo n° 41, tive que tirar o dente pra arrumar uma tal linha q o meu dentista disse q eu preciso. Ele ja botou a borrachinha q parece uma corrente pra fechar o espaço e o dente do lado ir para o lugar do outro q foi extraído, já vi q o dente tá juntando um pouco em 1 semana, mas enfim. Tenho uma viagem pra fazer daqui a 20 dia, será q até lá o espaço já vai tá “meio” fechado. Espero q tenha entendido kk

    1. Brenda, se houver espaço pra alinhar os dentes (e parece que há), deve se fechar boa parte do espaço. Vai ficar bem mais discreto.

  3. Olá doutora, eu coloquei o aparelho corrente hoje, mas minha dentista só colocou em 6 dentes eu tenho diastema grande, isso pode atrasar o tratamento? Estou há 8 meses com aparelho e não vi nada de diferente.

    1. João, depende do plano de tratamento. Não acho que a intenção da sua dentista seja “atrasar o tratamento”, pelo contrário.

  4. Olá, uso aparelho há 4 anos, e tive que extrair 3 dentes (2 em cima e 1 embaixo). Na parte inferior já removi o aparelho, mas na parte de cima já foi marcado 2 vezes para retirar mas não deu. Estou ficando agoniada. Usei a corrente em um mês, depois ele colocou borrachinhas separadas em cada dente, pois segundo ele, é isso que precisa ser feito pra ver se os dentes se estabelecem de uma vez. Agora estou prestes a ir “tirar”, a mordida está correta, mas ainda ficou umas pequenas “frestinhas” entre os dentes laterais. Queria saber se o aparelho tem a função de fechar todos esses espaços (com a corrente) ou pode acontecer de ter que fechar com resina? !
    Agradeço se puder tirar minha dúvida.

    1. Depende do caso, Tai. Mas nem sempre o aparelho resolve, pode ser necessário fechar algum espaço entre os dentes com resina, sim. Não dá pra afirmar que seja o seu caso apenas com base no seu relato.

  5. Dra, faz uns 4/5 meses que uso elásticos, durante o uso percebi que abriu um espaço entre o canino e os outros dentes, porém isso nunca me incomodou. Na ultima consulta, meu dentista ajustou o fio do lado direito e pediu para que eu continuasse com os elásticos, só que notei que abriu um espacinho (bem pequeno) entre os meus dentes da frente. Por que isso acontece ? Será que vai abrir mais espaço ? Não queria que abrisse mais, pois estou me sentindo mal com esse espacinho já. Vai fechar quando estiver terminando o tratamento ?

    1. É assim mesmo, Bruna. Pode acontecer de abrir esses espacinhos mesmo, mas fique tranquila, eles serão fechados até o término do tratamento ortodôntico.

  6. Olá Dra.

    Estou usando os elásticos intra-orais para arrumar a linha média e fica bem na frente, gostaria de saber se fica por muito tempo com isso ? (eu só tiro para comer, e para escovar)

  7. Ola

    Eu uso aparelho fixo ha 7 meses, em cima eu estou usando a corrente de borrachinha, dessa vez eu pedi para ela por transparente, embaixo no inferior to usando normal sem ser corrente, tem um dente que ela não colocou borrachinha, ela usou aramezinho para firmar fio no bracket, é normal ? Mas quase não da pra perceber, pois estou com o transparente borrachinha, ta imperceptível, agora não sei se com esse aramezinho firmando no bracket sem borracha sera que funciona do mesmo jeito ?

    1. Funciona, Gustavo. Isso é um amarrilho, é muito comum o uso desse tipo de “aramezinho” no tratamento ortodôntico.

  8. Meu caso tá dificil pra mim, da até vontade de arrancar tudo e por uma prótese kkkk… a dentista disse que tenho de usar um tal aparelho no céu da boca, e estou usando o aparelho fixo há 1 mês/ 2, mas acho que não esta servindo pra nada, pois fiquei com um bracket descolado durante umas semanas e a dentista colou na manutenção, terminando também de colar o resto dos brackets nos dentes mais ao fundo, isso na semana passada, ai ontem fui lá fazer uma restauração e disse que o dente da frente estava com uma dorzinha, então ela cortou o arame que ligava ao outro dente, não entendi, pensei que sentir dor fosse normal, meu dente pareceu estar mole, com uma dor chata, e depois que o arame foi cortado parou de doer. Além do mais, tenho um dente mais ao fundo na parte da frente e ele só esta com o bracket, sem arame nem nada. Ai, como eu queria ter dentes lindos.

    1. Ana, não tá difícil não… é que é preciso ter paciência. Em 2 meses não dá pra fazer muita coisa, e a movimentação ortodôntica é lenta, tem que ser assim pra não prejudicar seus dentes e a parte óssea. Um bráquete ou outro descolado de vez em quando (ou sem arco) não vão prejudicar o tratamento. Faz parte.

  9. Muito obrigada pela resposta!! Espero que eu esteja bem próximo do fim mesmo, sonho todo dia com meus dentes lindos e retinhos… Tenho uma outra dúvida que acabei me lembrando depois, eu tenho 1 restauração já tem um tempo, daquelas de metal sabe? Não sei explicar direito. Quando eu tirar o aparelho, é possível trocar essa restauração de metal por uma de resina branca que fica bem mais discreta? Ou isso é contraindicado? Traz danos aos dentes ao tentar retirar essa restauração? Essa é a última coisa que me incomoda nos meus dentes, o aparelho está correspondendo a todas as minhas expectativas e depois dele quero fazer um clareamento e pronto. Gostaria de saber a sua indicação, se eu posso fazer essa mudança tranquilamente? Fica muito feia só um dente com isso de metal, fica parecendo sujeira…. Obrigada e parabéns pela dedicação ao blog!!

    1. Você pode fazer a troca da restauração de metal por resina sim, Jéssica. Converse com o seu dentista sobre isso. É preciso avaliar pra ver a melhor forma de fazer isso, se com restauração direta ou bloco. Pode haver alguma sensibilidade nessa troca, também. Via de regra, passageira.

  10. Boa noite, Ana Tokus!
    Primeiramente quero lhe parabenizar pelo blog, é um excelente blog que aborda muitos assuntos que procuramos pela internet acerca dos nossos dentes em busca de fontes confiáveis. Estou usando o aparelho ortodôntico autoligado ha 21 meses. Meu caso não era grave e já tem alguns meses que os dentes estão alinhados e nivelados. Na minha última consulta, meu dentista colocou elásticos correntes na arcada superior, ele me explicou que colocou esses elásticos para fechar pequenos espaços entre os 4 incisivos que surgiram com o alinhamento dos dentes. Estou usando fio retangular na arcada superior e inferior. Gostaria de saber quanto tempo em média demora para os elásticos em cadeia conseguirem fechar esses pequenos espaços? Minha mordida já foi corrigida com aqueles outros elásticos intra-orais. Pelo que o dentista me disse, o que falta é esse fechamento de espaços e alguns ajustes. Por estar usando arcos retangulares significa que estou caminhando para o fim do tratamento? Será que em 3 meses é possível que todos os espaços estejam fechados? Como meu aparelho é o autoligado e estético, nunca tive problemas com amarelamento. Porém, agora utilizando esses elásticos correntes que são transparentes, eles amarelam muito. O fato de comer algo que tenha corante e escovar logo em seguida ajuda isso? Consegui manter um pouco da transparência nas 3 primeiras semanas usando ele, mas agora na 4 semana está totalmente amarelado, horrível! Tem alguma dica que você daria para evitar o amarelamento? Além de evitar alimentos que tem corantes. Pois mesmo alimentos naturais também tem corante natural, como o pequi que é característico da minha região (Goiás)… Meu dentista me explicou que ele amarela mesmo com facilidade, e que ele não pode ser trocado até a próxima ida ao consultório pois afetaria na ação do elástico corrente… então é isso mesmo? Mesmo amarelinho terei que me conformar? Kkkkk
    Estou muito ansiosa para a reta final!!!! Obrigada desde já!!!

    1. Jéssica, cada caso é um caso, mas pode ser possível, sim, fechar esses espaços em 3 meses. Quanto ao amarelamento dos elásticos, é complicado, mesmo… porque não tem como não comer nada com corantes. E também não há uma forma de limpar os elásticos quando eles pigmentam. Aliás, essa “limpeza” poderia alterar a elasticidade deles e, consequentemente, a força que exercem sobre os dentes. Enfim… me parece que você está na reta final, sim.

  11. Olá!
    Uso aparelho há 7 meses e na última manutenção a minha dentista falou que talvez eu precise extrair três dentes por conta de má inclusão e que eu tenho que que fazer ulectomia no ultimo dente (sem ser o siso), pois não dava pra colocar a pecinha nele e isso atrasaria o tratamento. Fiquei chateada pq aquela pelinha sempre existiu e ela poderia ter falado desde o início. Fui em outro dentista pra pedir opinião e ele falou que não recomenda a extração, pq eu ficaria com o rosto “envelhecido” e que meu problema é no queixo, que não se desenvolveu o suficiente e está para trás. Falou também que é muito conservador e que ele TENTARIA primeiro resolver o problema do meu queixo com muito elástico e que o tempo mínimo para isso é de 2 anos e meio. Pelo que eu entendi, o uso de elástico pode resolver, mas não é uma coisa certa e eu não quero ficar 2 anos e meio fazendo um tratamento pra descobrir que não resolveu o meu problema. Eu queria usar o aparelho autoligado pq li que ele pode acelerar o tratamento, mas ele disse que não pode garantir isso no meu caso. Queria sua opinião… você acha que apenas elástico resolveria o meu problema? Ou devo procurar outro dentista? Na sua opinião, o autoligado seria melhor? A cirurgia ortognática é uma opção a se considerar? Eu sei que cada caso é um caso, mas não consegui achar nada na internet falando que o elástico resolveria…

    1. Juliana, se você tem um problema que envolve as bases ósseas, deve haver indicação de cirurgia ortognática, sim. Quando o problema não é severo, geralmente dá pra compensar fazendo só o tratamento ortodôntico / ortopédico, que é o que os 2 dentistas que você consultou sugeriram, embora com planos de tratamento diferentes. O aparelho autoligado não faz mágica, ele é ótimo, mas nem sempre acelera o tratamento. Se você quer uma solução “perfeita”, opte pela cirurgia (estou apenas supondo que o seu caso seja cirúrgico com base no que você me contou). Se você não quer fazer cirurgia, faça o tratamento compensatório (com o aparelho fixo, elásticos, etc.)… mas tenha em mente que o resultado não é perfeito nem completamente previsível, embora possa ficar ótimo e você muito satisfeita.

      1. Obrigada pela atenção!
        Eu quero um tratamento que realmente funcione. O uso do aparelho resolveria alguma coisa ou seria apenas uma tentativa? Não quero chegar ao final do tempo estipulado pra descobrir que não funcionou… Só mais uma pergunta: eu poderia deixar os dentes alinhados, “no ponto da cirurgia”, e usar contenção para mantê-los assim até o momento em que eu tenha condições de pagar pela cirurgia? Pois no momento não tenho como pagar pela cirurgia. Se o aparelho não garantir o resultado e se não for possível fazer uso da contenção acho que vou interromper o tratamento e esperar um momento em que eu possa arcar com o custo da cirurgia 🙁

        1. É uma tentativa no sentido de que é uma compensação, não é o tratamento ideal, aquele que pode chegar ao melhor resultado. É como eu disse, talvez o tratamento não-cirúrgico deixe você satisfeita e, aí, objetivo alcançado. Já se você quer o resultado mas próximo do “perfeito”, sendo caso cirúrgico, faça a cirurgia. Se no momento você não consegue arcar com os custos, na minha opinião o melhor é interromper o tratamento ortodôntico, porque o preparo ortodôntico para a cirurgia deve aumentar a discrepância entre os arcos, e não dá pra ficar desse jeito esperando pela cirurgia.

  12. Olá doutora, comecei a usar o aparelho fixo autoligado há 1 mês e meio, ainda não troquei o fio, porém minha dentista me disse que o fio que ela vai colocar será o de finalização, está certo isso? Pois o que mais me incomoda nos meus dentes é o fato de eles serem desnivelados, e ela colocando diretamente o fio de finalização ela não pula a etapa de nivelar os dentes?

    1. Gustavo, é sua ortodontista quem conduz o tratamento, da forma que ela julgar correta dentro do plano de tratamento. “Fio de finalização” é algo meio subjetivo, talvez ela se refira a um fio mais calibroso (“grosso”). Se o fio encaixar em todos os slots dos bráquetes, ótimo.

  13. Olá doutora, estou usando elástico corrente na parte superior, já tem 8 meses que uso aparelho, só que ainda não coloquei nenhum anel, pode ocorrer algum problema fazendo uso do elástico corrente sem estar usando o anel?

  14. Doutora, meu dentista recomenda o uso de ligas intra-orais, mas se o bracket tiver “quebrado”(descolou) continuo com o uso das ligas ?

    1. Se o bráquete que descolou seguraria essas “ligas”, não Hadson. Entre em contato com o seu dentista pra colar novamente.

    2. Olá doutora, tudo bem? Então, estava com um elástico entre os dentes de baixo e agora ele se desprendeu, gostaria de saber se tem perigo ficar com eles sem ele estar atrás do dente, devo marcar uma consulta com algum dentista aqui na minha cidade? Já que a minha é so em outubro?

      1. Isabela, em princípio não há perigo… o elástico, apenas, não vai fazer a movimentação que deveria até o dia da próxima consulta com o seu ortodontista.

  15. Olá Dra. Bom dia, uso o aparelho fixo ha 2 anos e nesse mes minha dentista me passou os elasticos para ligar o canino superior ao canino inferior e o primeiro pré-molar inferior, com troca dos elasticos intra orais de 2 em dois dias. A minha duvida é se o tratamento já esta no fim, meus dentes estao todos alinhados, acredito que somente a mordida esteja aberta.

    1. Ygor, na reta final. O “fim” depende da resposta do seu organismo ao tratamento, até que se atinja o objetivo de fechar a mordida.

  16. Boa tarde, uso aparelho ha cinco anos, vou retirar próximo mês, meu maior problema é mordida aberta, tenho medo de voltar depois que tirar, pois uso liga na frente, porém já usei uns seis meses antes por 2 meses e quando parei de usar voltou a abrir. Meu dentista solicitou que eu usasse até eu tirar, faz 3 meses isso, está fechada a mordida. É possivel voltar a abrir ?

  17. Olá Dra. Boa tarde !!
    Bom, eu uso aparelho ha 4 anos… meu dentes inferiores ja nasceram tortinhos. Durante 3 anos e meio eu apenas trocava a liguinha e o fio… óbvio que houve sim movimentação, ja está melhorzinho, quase virando. Quando resolvi mudar de clínica tudo melhorou, meu novo dentista descobriu que eu precisava arrancar 2 molares inclusos (no caso os 3° molares). Até ai tudo bem ,fiz a extração dos 2 dentes de uma vez em junho deste ano.
    Já estamos em Setembro e meus dentes ainda não foram para os devidos lugares, ele disse que poderia demorar uns 3 meses. Eu sei que devo ter paciência mas o fio da arcada inferior fica cada vez mais grosso e não vejo resultado (não uso bandas, nem borrachinhas trançadas) apenas o tubinho.

    1. Bia, se em 3 anos e meio seus dentes não foram para “os devidos lugares”, acho altamente improvável que isso acontecesse em 3 meses. Provavelmente seu dentista foi muito otimista nessa previsão.

  18. Ola, boa noite, eu tenho o aparelho há 7 meses e hoje descolou-se um bracket que tem o canal para por o elástico, ou seja, agora não posso por o elástico pois o bracket está descolado, mas não sai pois no dente seguinte está o bracket e nao pode sair o bracket descolado, eu contactei a minha dentista e a empregada disse que só terça feira é que podia ir lá para a doutora colar o bracket, acha que há algum mal ou alguma coisa se nao usar os elásticos durante 3 dias ?

    1. Se não estiver machucando você, sem problema, Mariana. Na teça-feira sua dentista cola o bráquete novamente.

  19. Olá Ana, parabéns pelo blog !

    Então, já estou na fase final do tratamento, usando 4 elásticos (2 elásticos ligando os incisivos centrais, e os outros 2 nos pré-molares de cada lado. O meu dentista cortou o fio na parte do primeiro pré-molar dos dentes inferiores de ambos os lados, gostaria de saber no que isso interfere? E qual é o posicionamento ideal dos incisivos, já que é só isso que falta no meu tratamento?

    Obrigado !

    1. Rafael, só com base no seu relato, sem examinar você, não tenho como opinar a respeito. Seu ortodontista pode ter feito isso por uma série de razões… a verdadeira razão só ele pode esclarecer. O posicionamento dos incisivos muda de paciente pra paciente, “ideal” é um conceito que varia com caso.

      1. Ah sim Ana. Daqui a 15 dias eu já devo fazer o molde pra começar a utilizar o aparelho móvel e a contenção. Obrigado pela atenção.

  20. Ola dra., então, já faz 3 meses que estou usando o aparelho autoligado e 2 meses que o dentista me pediu para colocar uma borracha transparente grossa, em cada canto da boca, para puxar os dentes de cima para trás, ele me falou para usar essas borrachas só enquanto eu durmo, mas eu gostaria de usar o dia todo para poder agilizar o tratamento e também porque não me sinto incomodada com a dor, sera que posso usar o dia todo ou isso pode danificar os meus dentes?

    1. Julia, em princípio, pode. Mas sugiro que você não faça isso sem antes confirmar com o seu dentista, porque eu não sei que tipo de movimentação seu dentista está fazendo.

  21. Boa tarde,
    Uso aparelho ha três anos e cinco meses. Fiquei de inicio somente trocando as cores das borrachinhas, bem uns cinco meses. Eu tinha a mordida torta, meu dentista fez o aparelho do céu da boca (pediu para fazer), paguei por ele, porém ele pediu do tamanho errado, só ficava caindo, ele pediu para confeccionar outro e me cobrou novamente, sendo que a falta de atenção foi dele. Ele me pediu para assinar um contrato de três anos, já se passaram cinco meses depois. Meus dentes estão com três em cima diferentes, um mais baixo que o outro, um mais pra frente que o outro, e ele disse que isso é normal, que os dentes são diferentes, mas os meus são parecidos praticamente, o que ocorre é a posição que eles estão. Estou com um dente de baixo torto, e ele não me pediu para extrair os sisos, isso é certo? Pois creio que eles estão empurrando os outros dentes, pois nasceu pela metade. Fui perguntar a ele a respeito dos dentes, veio ser meio grosso. E quer retirar meu aparelho mês que vem. Ou seja, coloquei por causa de uma presa que não tinha espaço, e dois dentes embaixo que eram meio pra dentro, um ele consertou. E gastamos três anos e meio para não fica perfeito. Isso é certo? O que devo fazer? Nunca faltei uma manutenção, uso as ligas que me mandou usar, já tem quatro meses e não vi diferença. Ele disse que vai ficar assim meus dentes.

    1. Daniela, nem todo siso tem indicação de extração, depende do caso. “Perfeito” nem sempre fica, depende das condições do tratamento. Converse com o seu dentista, se ele acha que assim está bom e você acha que não, pode pedir uma segunda opinião. É um direito seu.

  22. Olá Dra, uso o aparelho há 1 ano e tenho espaço entre os dentes. Minha dentista desde o 5 mês já tenta juntar meus dentes porém ela nao utiliza esse elastico corrente e sim um fio normal em zigue-zague. A minha pergunta é se vc sabe a diferença entre esses dois… Obrigado!

    1. Gabriel, a função, nesse caso, é a mesma: juntar os dentes. São apenas dispositivos diferentes para o mesmo fim. Cada movimentação ortodôntica pode ser feita de várias formas.

  23. Olá, Doutora!

    Eu terei que usar um elastico para mover um canino de um lugar para outro na parte inferior. Só que meu dentista botou 3 braquetes nos 3 ultimos dentes na arcada inferior e disse que terei que usar eles por um mes antes de por o elastico. Por que isso? Sendo que é o braquete, nem o ferrinho em forma de arco tem.

    1. Sidnei, realmente não sei dizer só com base na sua descrição. Talvez esses bráquetes nem tenham função alguma no momento, apenas já foram instalados. Mas pra usar depois. Certeza mesmo disso, só conversando com o seu ortodontista.

  24. Ola Doutora!
    Já uso aparelho há aproximadamente 3 anos, e a minha dentista disse-me que estou na etapa final e tirou me o fio que estava nos molares, ainda disse para eu mascar chiclete todos os dias. Ouvi dizer que a chiclete faz mal para os dentes e ate para o estomago, pq é que ela me pediu para fazer isso? Sera que devo fazer? E por que e que eu devo fazer?

    1. Ema, confesso que não faço ideia do motivo dessa recomendação. Pergunte pra sua dentista qual a intenção dela com esse pedido (e venha me contar depois, por favor). 😉

  25. Minha dentista disse que não era necessário extrair os dentes sisos para poder fazer o tratamento ortodôntico. Estou há 4 anos e 3 meses com o aparelho e ultimamente os sisos tem me incomodado bastante, principalmente após a colocação dos elásticos. Gostaria de saber se esses dentes atrasam ou atrapalham o tratamento ortodôntico.

    1. Não, Higor. Os sisos só interferem no tratamento quando é preciso levar os dentes para trás, aí é preciso extraí-los. Mas eles, em si, nem costumam entrar no tratamento ortodôntico (os bráquetes são colados até o primeiro ou segundo molares).

  26. Olá, boa tarde! Uso o elástico intra oral e hj percebi que minha banda metálica da arcada dentária inferior deu uma soltada, porém não saiu. Posso continuar a usar o elástico normalmente até semana que vem, quando retorno a minha dentista? Obrigado pela atenção!

  27. Olá Ana,

    Sempre que vou fazer manutenção minha dentista coloca um amarrilho em volta dos brackets e a borrachinha colorida por cima, pra que serve esses amarrilhos?

  28. Ola, bom dia!

    Coloquei o aparelho ano passado e já estou vendo resultados na parte de cima dos dentes, eles eram muito tortos e agora estão praticamente alinhados e estou muito feliz, acredito que está dando resultados.
    Mas surgiu uma dúvida, o dentista colocou as borrachinhas na parte de cima dos dentes para separar, fez a colagem do aparelho e colocou as bandas. Só que as bandas só estão na parte de cima, perguntei para a secretária, ela disse que existem tratamentos diferentes e que no meu caso talvez não precise usar. Isso é possível? Posso me tranquilizar? rs
    Desde de já agradeço pela sua atenção…

    Abraços!

  29. Bom dia, Doutora!
    Uso aparelho fixo ha quase um ano, meu dentista disse que meu tratamento duraria uns 2 anos, mas percebo que meus dentes já estão bem alinhadinhos <3
    Por motivos financeiros pretendo retirar o aparelho ainda esse ano…
    Se eu conversar com meu dentista será que ele tira?
    E será que mesmo sem usar os dois anos eu poderia pedir um aparelho móvel de contenção?
    Ou você acha melhor continuar com o aparelho fixo, mas faltando as consultas mensais?? (Creio que isso seja inútil)
    Tenho medo de retirar o aparelho agora e meus dentes voltarem ao que eram antigamente!!
    Obrigada.

    1. Aparecida, se você não tem como prosseguir com o tratamento agora, remova o aparelho. EM HIPÓTESE ALGUMA permaneça com ele sem supervisão de um dentista, você pode ter problemas dentários e gengivais bem sérios. Sim, é possível usar a contenção removível já, mas dependendo do momento da interrupção do tratamento, não vale a pena. Se você remover o aparelho agora, vai perder parte do tratamento sim, mas seus dentes não devem voltar ao que eram antes, só vão entortar um pouco. Enfim… se der pra ir com o tratamento até o fim, faça um esforço… vai valer a pena, pode acreditar. Já foi metade… 😉

      1. Obrigada Doutora 🙂
        Vou tentar continuar então. Será que tem problema ir a cada 45 dias ao invés de 30??
        Por causa do seu Blog, já to até pensando em fazer Odontologia <3 Apaixonada rsrs

        1. <3 <3 <3

          É uma ideia, Aparecida. Converse com o seu dentista, as consultas podem ser mais espaçadas ou, numa dessa, você consegue um desconto... vale a tentativa. ;)

  30. Boa tarde dra.
    Coloquei aparelho na parte de baixo ontem. Logo que sai do consultório percebi que minha mordida não encaixava (o q não ocorria anteriormente), isso é normal? Eu não perguntei pra dentista ainda no consultório pois só me atentei ao fato quando já havia saído. Está sendo tortuoso, estou sentindo dores fortíssimas, já tomei paracetamol, mas não alivia, não consigo comer, mesmo forçando meus dentes não fecham completamente na parte de trás para completar a mastigação. Alguma dica?

    1. É assim mesmo, Nayane. Seus dentes já começaram a se movimentar, o que alterou a sua “mordida”. A dor é comum nesses primeiros dias… converse com o seu ortodontista pra ele prescrever um analgésico mas adequado pra oferecer conforto pra você nessa fase.

  31. Olá Dra. Uso aparelho há 6 meses, a dentista ja fez duas tentativas de colocar banda embaixo. Mas o espaçador sempre acaba entrando na gengiva e inflamando, porque meu dente é torto e a gengiva alta. Pedi pra ela colocar tubo e ela disse que embaixo não dá, que embaixo tem que ser banda. Isso é verdade?

    1. Bruna, dependendo do plano de tratamento, é verdade sim. Às vezes, de acordo com o tipo de movimentação ortodôntica, só o tubo não é suficiente.

  32. Ola doutora, estou c uma dúvida e mto aflita, faço tratamento com aparelho ha um ano e com elásticos ha nove meses, no começo era uso contínuo, de uns 6 dias pra cá alternado e n o dia inteiro, porém a dentista falou para usar parte do dia só, eu usava por 12 horas, e nessa última consulta ela disse que eh mto, ja fiz radiografia mês passado, n deu nada segundo a dentista, daí fiquei um mes sem usar, só q o dente voltou pouco pra frente e durante duas semanas usei todos os dias os elásticos, menor d um lado e maior do outro, do canino até o molar, daí depois d duas semanas voltei na dentista, voltou pra trás oq tinha ido pra frente e agora ela quer q use elastico na frente, três elásticos, mas meu medo eh essas vezes q usei 12 horas afetou a raiz, estou morrendo d medo.

    Consegui falar com minha dentista doutora, n tem problema. De qualquer forma mto obrigada.

    1. Bruna, sua dentista indica o uso de elásticos de acordo com a necessidade. Não há razão pra haver qualquer dano às raízes dos seus dentes.

      1. Minha preocupação é porque ja tenho uma reabsorção externa antes do tratamento ortodontico, devido a uma pancada nos 3 incisivos superiores.

        1. Entendi, é uma preocupação que faz sentido. Se sua dentista está ciente da reabsorção, fique tranquila. Certamente ela vai acompanhar isso de perto.

  33. Boa tarde, doutora!
    Extrai meus 4 pre molares, coloquei a parte superior ha um mês, terça agora coloco a parte inferior após um mês da inferior montada, por opção minha !
    Mas minha dúvida é quanto tempo leva para o espaço dos dentes extraídos se fecharem ?

  34. Drª, fiz a extração dos dentes 14 e 24 para fins ortodonticos. Hoje minha dentista colocou as borrachinhas tipo corrente, será que demora muito pra fechar os espaços?

  35. Ola doutora, faz um ano que uso aparelho sem banda, e ontem fui fazer manutenção e pedi pra ela por que meus dentes nao fechavam os buracos, entao ela colocou corrente mas sem banda, gostaria de saber se a corrente vai fechar rapidamente eles, quanto tempo?

    1. Ana, não dá pra sugerir um prazo só com base no seu relato. Pelo que entendo a ideia é essa, é fechar esses espaços o mais rápido possível com o elástico corrente.

  36. Dra, tenho diastema de 3mm e o meu dentista escolheu o tratamento por aparelho, bem, ele só colocou os brakets, aquele fio guia do aparelho, mas não colocou o arco/banda. Bom, esta é a primeira vez que escolhi um dentista e tenho medo de ele só estar tomando meu dinheiro e tempo. Ele também não disse nada sobre a frenectomia que terei que fazer. Estou com receio.

    1. Miguel, receio de quê? O seu relato não me deixou com receio de nada. Pergunte para o seu dentista se você vai usar bandas (pode ser que nem use) e quando ele pretende fazer a frenectomia. Conversem.

  37. Ola dra., uso aparelho ha quase um ano e meu dentista não colocou os aneis, ele disse que ia colocar, mas depois resolveu que não… será que realmente não precisa?

  38. O dentista ainda não colocou a banda no meu dente e vai fazer 2 meses que já estou usando aparelho fixo, é normal isso? Pq fico preocupada!

  39. Então dra, coloquei meu aparelho tem uns dois meses e o meu dentista só colocou a parte superior. Nessa ultima consulta ele colocou um elástico verde, e marcou pra eu ir la em dois dias pra colocar o anel, será que vou colocar a parte inferior também nesse mesmo dia que for colocar o anel, se não, quando devo colocar?

    1. Se seu dentista não disse que vai instalar a parte inferior do aparelho nessa sessão, acredito que não, Daniel. Ele deve só instalar as bandas. O “quando” depende do plano de tratamento, só seu dentista pode esclarecer.

  40. Olá dra. Vai fazer um mês que já estou usando aparelho fixo, e até agora o dentista não colocou a banda, só está com os braquetes e o elástico, e ele disse q tá dando resultado, mas eu ainda não vi resultado nenhum! Será que tá certo o procedimento??

    1. Luziana, nem sempre dá pra ver resultados tão rápido assim. Seu dentista deve estar vendo resultados mais oclusais (de correção da mordida) do que estéticos. Controle a ansiedade aí. 😉

  41. Boa tarde, Dra.

    Montei meu aparelho na segunda-feira e a dra só colocou nos dentes de cima, na parte da frente. É normal?

    Obrigada.

  42. Ola doutora, faz 4 meses que uso aparelho e pela segunda vez a doutora nao colocou a borrachinha em todos os braquetes, isto e certo? Estou com parte dos dentes com borrachinha e outra parte sem, isso fica muito chato.

    1. Wellington, certamente há alguma razão pra isso… talvez sua dentista apenas não queira movimentar esses dentes sem “borrachinha” por enquanto. Mas essa é uma questão que só ela pode esclarecer.

  43. Dra. Meu dentista troca fio de 3 em 3 meses, mas muitas vezes ele não troca, deixa mais de 4 meses o mesmo fio, pois ele disse que só troca de 3 em 3 meses porque o fio dele e de memoria e só faz a troca da borracha na manutenção, e ele disse que com isso já a faz a movimentação do aparelho, isso e verdade, ta certo assim?

  44. Olá, Dra. Uso aparelho há 3 anos, mas faltei as manutenções durante um ano 🙁 e com isso um dente de baixo soltou do arco e foi muito para trás, agora a dentista colocou uma mola, será que vai demorar? E nunca coloquei esse corrente elástica… será que demora muito pra retomar o tratamento?

    1. Maria, se o tratamento ficou 1 ano “parado”, é pelo menos um ano a mais de aparelho. Mas esse tipo de movimentação específica, não é demorada, não.

  45. Coloquei elástico corrente na parte inferior, tenho um pequeno espaço, os meus dentes estão certos, faz 3 anos que tenho aparelho, tirando esse espaço meu tratamento está perto de acabar ?

    1. Livia, provavelmente. Mas essa é uma pergunta que só seu ortodontista pode responder com exatidão.

  46. Olá Dra,
    Meu nome é Patricia, e estou usando os elásticos intra-orais, estou sentindo muitas dores principalmente à noite, o que me tem dificultado muitas vezes a pegar no sono e acordar pela madrugada sentindo dores muito fortes, gostaria de saber por quanto tempo ainda sentirei dores e se posso deixar de usar para dormir…
    Desde já agradeço!

    1. Patricia, a forma como as pessoas sentem é muito variável… tem pessoas que não sentem dor alguma com o uso dos elásticos. Converse com o seu ortodontista sobre a possibilidade de não usar os elásticos pra dormir.

    1. Juliana, sim. Eles “puxam” dentes, giram, fecham espaços… depende do que o ortodontista pretende.

  47. Ola Dra.
    Tenho uma GRANDE duvida, tive que trocar de dentista (infelizmente, a minha era otima), e tem coisas que essa faz que eu nunca vi, como por exemplo ela nao usa elasticos nos braquetes, ela usa aqueles ferros fininhos que a minha dentista antiga so usava para apertar mais, acho que o nome é “AMARRILHO”, entao ela usa em tudo como se fossem elasticos, isso é normal ?
    Um abraço =D

    1. É sim, Gabriela. Aliás, é uma ótima ideia (e que dá muito mais trabalho), o uso de amarrilhos diminui o atrito com o arco e, além disso, a retenção de placa bacteriana.

  48. Boa tarde, doutora!

    Coloquei aparelho dia 10 de março e tenho a mordida desviada (não sei se é assim que fala, mas a parte de baixo é mais para a esquerda), minha dentista colocou a parte de cima e falou que mês que vem ela deve colocar a parte de baixo (pois ela falou que precisa de espaço primeiro), mas uma coisa estranha foi ela não ter colocado o tal anel, todos falam que essa peça dói pra caramba, então será que ela irá colocar ou passarei todo o tratamento só com o tubo colado direto no dente? Todos os aparelhos são obrigados a ter o anel ou banda?

    1. Ana, se sua dentista colou o tubo no dente, provavelmente você nem vai suar bandas. Não, o uso de bandas não é obrigatório, depende do plano de tratamento e da movimentação dentária que o ortodontista pretende fazer.

  49. Ola doutora, minha dentista ao movimentar meus dentes separou os da frente pq ela disse que seria necessario para fazer a movimentação que ela queria, mes passado ela colocou a corrente pra fechar o espaço e usei por 1 mes e fechou, essa semana ela tirou a corrente e colocou a borrachinha de novo, mas no segundo dia meus dentes abriram o espaço novamente e voltaram a se separar, devo esperar a proxima consulta ou procurar ela novamente, isso é normal acontecer? Sera que meus dentes não vão ficar mais juntos, to morrendo de medo…

    1. Rivana, acontece. Mas você pode ficar tranquila, esse espaço será fechado depois. Não é preciso procurar sua dentista antes da data agendada, mas se você quiser, pra ficar mais tranquila, faça isso.

    1. Isso é bem pessoal, Lucas. Na minha opinião, cores fortes (tipo amarelo, alaranjado)… mas se você não gostar, não adianta.

  50. Sera que se eu pedir pro dentista testar uma liguinha no aparelho ele testa? Pq sera que a liguinha branca mancha? Quando o dentista bota o anel do aparelho passa quantos dias doendo? O meu ja fez 7 dias doendo.

    1. Testa sim! A “borrachinha” branca costuma pigmentar sim, depois de uma semana ela pode começar a amarelar, dependendo do que você come / bebe. O “anel” geralmente não dói pós colocado, o que dói são os separadores, aquelas borrachinhas azuis usadas antes das bandas pra abrir espaços entre os dentes. Se você já está com as bandas, talvez esteja mordendo em cima delas ou haja algum problema de adaptação perto da gengiva. Converse com o seu dentista.

  51. Olá doutora,

    Gostaria de saber se é normal ao final do tratamento os dentes do fundo continuarem com espaços. Outra coisa, estou com aquele fio de seção retangular e mais grosso há mais ou menos um ano, é comum que se fique tanto tempo assim com o mesmo fio?

    Abs

    1. Renilson, o ideal é que não haja espaços entre os dentes, mas cada caso é um caso, talvez isso nem seja possível no seu. Alguns tipos de arco podem ser repetidos por vários meses, sim.

  52. DRA, estou usando elásticos, dois do lado esquerdo e um do lado direito, e estou sentindo uma dor INSUPORTÁVEL e queria saber se a dor diminui com o tempo. Faz dois dias que estou usando. Obrigada ?

    1. Danyella, elásticos mesmo ou separadores pra colocar as bandas? Pergunto porque elásticos não costumam causar dor insuportável, já os separadores podem incomodar bastante.

  53. Olá doutora. Uso aparelho ha quase 3 anos… O médico nunca colocou o anel (bandas). Tô preocupado porque todos os meus amigos que usam aparelho colocaram o anel no começo do tratamento. Ele só troca o fio todo mês. Minha mãe disse que ainda não viu resultado. Isso tá certo?

    1. O uso de bandas não é obrigatório, Willy. Cada caso é um caso. Mas não ver qualquer resultado em quase 3 anos é estranho. Converse com o seu dentista, exponha essas dúvidas e pergunte sobre o andamento do tratamento.

  54. Dentista, o bracket do meu aparelho se soltou, será que quando eu for fazer a manutenção ele cola ou sera que ele cai cobrar pra colar? E também o arco esta amassado, os dentistas trocam o arco todos mês?

    1. Lucas, depende do dentista. Alguns cobram, outros não. Depende muito do paciente, também… quando o paciente chega todo mês com o aparelho descolado / torto, cobrar é até uma forma de estimular o paciente a cuidar do aparelho. Mas se o problema é esporádico – e imprevistos acontecem – o dentista não costuma cobrar, não. Quanto ao arco, nem sempre é necessário trocá-lo, depende do material dele e da função na mecânica ortodôntica. Mas quando ele fica torto, é obrigatório trocar.

  55. Dentista, eu preciso usar aparelho, mais em cima do que embaixo, mas ele botou em cima primeiro.
    O que sera que vai acontecer na segunda manutenção?
    Eu confio no meu dentista, só que eu sou nervoso, ai penso que besteiras.

    1. Lucas, depende do seu plano de tratamento. Mas talvez a parte de baixo do aparelho seja instalada, ou as bandas (anéis metálicos), isso se você for usar bandas. Fique tranquilo.

  56. Olá doutora, eu coloquei aparelho vai fazer um mês, o dentista não colocou a banda e o arco é bem fininho, o que a senhora acha?

    1. Normal, Lucas. Os primeiros arcos são mais fininhos e as bandas às vezes são colocadas depois, às vezes nem colocadas, colando-se os tubos diretamente nos molares. Cada caso é um caso.

  57. Olá Doutora, boa noite
    Doutora ontem eu coloquei o anel metálico, só que os meus dentes estão doendo muito mesmo, ainda mais porque tirei ontem o separador para colocar o anel, eu não estava aguentando comer absolutamente nada, morder nada, e ainda sinto muita dor nos dentes de baixo depois que tirei o separador e coloquei o anel, e o anel está me incomodando muito também, principalmente pra fechar os dentes de cima com os de baixos, isso é normal ? Incomoda.
    Doutora, faz 4 meses hoje que estou usando aparelho, a doutora me disse que eu irei usar aparelho 2 anos, no meu caso ela disse que e pra corrigir a mordida, meus dentes nao sao muitos separados. Acho lindo os elásticos corrente, mas todo mundo fala que dói muito, eu irei usar também ? Mais ou menos com quanto tempo irei colocar os elásticos corrente ?

    1. Sim Paloma, pode haver algum incômodo até você se habituar com as bandas (anéis), embora geralmente a remoção dos separadores já alivie muito do incômodo. Preste atenção se não é a gengiva que está doendo, se for, seu ortodontista precisa verificar a adaptação da banda. O elástico corrente às vezes é usado, às vezes não… depende do caso. Se você for usar, é mais no fim do tratamento.

    1. Talvez sim, talvez não, Maria Heloisa. Depende da mecânica que seu ortodontista vai utilizar, esse espaço pode ser fechado de várias formas.

  58. Oi, eu fiz a cirurgia de freio labial já faz um ano, agr quero colocar aparelho pra fechar um diastema do dente da frente, quanto tempo leva mais ou menos, será que demora mto ?

    1. Debora, depois que os dentes já tiverem um bom alinhament inicial, o fechamento do diastema costuma ser rápido… algo entre 3 e 6 meses (às vezes menos).

  59. Olá doutora, minha dúvida é porque o dentista colocou as bandas sem juntar elas no arco do aparelho, elas estão só a banda, sem nada…

    1. Felipe, dessa forma os dentes que estão com as bandas não estão sendo movimentados. Mas provavelmente, nesse momento, seja exatamente a intenção do seu dentista.

  60. Olá doutora, preciso tirar uma dúvida imensa, li em uma postagem do seu blog sobre para que serve o elástico de corrente, e você mesma escreveu que são para juntar os dentes estilo os da Madonna, mas os meus dentes não são separados assim e a minha dentista colocou esses elásticos correntes em mim, você já fez esse procedimento em algum de seus pacientes ou apenas com aqueles que tem dente separado ? O elastico de corrente só serve para esse problema ou é uma solução para outros também ?

    Obrigada.

    1. Ana, serve pra isso e pra um monte de outras coisas: fechar espaços entre dentes quaisquer, “puxar” dentes pra corrigir a mordida, girar dentes… o que o ortodontista precisar.

  61. Olá Doutora Ana, tudo bem?
    Em janeiro vai completar um ano que eu coloquei o aparelho. Essa segunda (21/12) a minha dentista colocou elástico no canino esquerdo ligando o último dente com bráquete também do lado esquerdo, e a mesma coisa no lado direito. Com essa informação tu podes me informar se estou no final do meu tratamento, e se vai demorar muito para fazer essa correção? Muito obrigada, aguardo tua resposta.

    1. Marcela, não dá pra dizer se falta muito ou não pra você concluir o tratamento, porque depende da severidade do que está sendo corrigido. Mas a maioria dos tratamentos ortodônticos leva cerca de 2 anos.

  62. Olá Doutora, parabéns pelo blog maravilhoso!! E uso aparelho por volta de 5 anos e estou usando o elástico no canino superior esquerdo com o molar esquerdo e o elástico cruzado anterior, linha média, só para dormir. Já estou no final do tratamento? É que não aguento mais mesmo rsrs. Beijos.

  63. Olá Dra.
    Estou usando os elásticos. Tenho a mordida aberta, no primeiro dia doeu muito, já no segundo não senti nenhuma dor. Eles funcionam do mesmo jeito ou eu preciso sentir a dor para saber que está dando certo ?

    1. Hayara, a dor não é um parâmetro fiel pra determinar se o elástico está fazendo sua função. Algumas pessoas sentem dor, outras não sentem nada. Fique tranquila, não há razão pra acharmos que seu tratamento não está evoluindo de acordo com o previsto.

  64. Uso aparelho desde de 2012 e estava indo tudo perfeito, em fevereiro de 2014 eu iria tirar o aparelho, porem eu parei de ir nas manutenções por causa dos meus pais, fiquei um ano quase sem ir ao dentista. Voltei a ir no dentista, porem foi outra, eu estava usando as borrachinhas cruzadas, a dentista nova então olhou se não tinha nada de errado e colocou as borrachinhas normal e a mola para colocar um dente no lugar. O dente foi pro lugar porem os dentes de cima se separaram e os dentes de baixo estão juntos perfeitos. Ela mandou eu usar uns elasticos para “puxar” e “unir” os dentes que estão separados e diz ela que quando os dentes se unirem eu tiro o aparelho. No começo os elasticos estavam dando certo, acho que agora não mais porque os dentes continuam separados e os de baixo parece que estão entortando. Quando vou no consultorio ela manda eu parar de usar a borrachinha porque ta afetando os dentes de baixo, no outro mes volto la e ela fala pra eu voltar a usar e assim fica. Eu so quero tirar isso logo, não aguento mais. Ela esta fazendo o procedimento correto ?

    1. Beatriz, é assim mesmo… sua ortodontista vai adequando o tratamento dependendo de como seu organismo reage a ele. Cada consulta é uma reavaliação e, a partir do que ela observa, pode mudar a “estratégia”.

  65. Olá doutora! Uso aparelho há 2 anos e meio, o motivo seria a mordida cruzada, que já esta corrigida! Em relação a isso, a minha dentista não coloca o fio (tudo) ligado ate o final, ela deixa uma ponta, deixando somente do outro lado ligado. Esse procedimento é correto? O aparelho esta totalmente em funcionamento? Obrigada.

    1. Sim, Karoline. Não é necessário que todos os dentes estejam presos ao aparelho pra que ele os movimente. Há fases no tratamento, e em algumas delas pode ser desejável que um ou outro dente não seja movimentado.

  66. Ola doutora, tudo bem? Então, hoje eu extrai o segundo pré molar e logo após dar os pontos a minha dentista ja colocou aquele elástico em corrente, me pergunto se isso é correto porque na extração anterior ela esperou 3 semanas pra então por o elástico.

    1. Gi, é sua dentista quem decide o momento de colocar o elástico corrente ou qualquer outro dispositivo ortodôntico.

  67. Olá Dr°, coloquei aparelho apenas na parte superior, mas a dentista não colocou entre um dente da frente o bracket, disse que estava torto e ia esperar ele acertar pra colocar o bracketes… esse procedimento está certo?… ficou muito estranho. Todos os dentes com… e logo o da frente (apenas 1) sem…?

    Obrigada.

    1. Keslley, é que se um dente está muito fora do alinhamento, não dá pra passar o fio no bráquete… o arco nem entra no slot do bráquete. Nesse caso é como sua dentista fez, é preciso esperar que haja um maior alinhamento.

  68. Ola doutora, coloquei aparelho ontem e descolou um bracket, é normal? E minha dentista não colocou a banda, é assim mesmo o procedimento? Gostaria de saber pq DOI mais durante a noite.

    1. Acontece, Flávia. Sua dentista vai precisar recolar. As bandas nem sempre são colocadas na mesma sessão da instalação do aparelho, pode ser feito depois (se é que você vai usar bandas). Durante a noite aumenta o fluxo sanguineo na regiaõ da abeça porque ficamos mais deitados, e os sintomas inflamatórios podem aumentar (a movimentação dos dentes envolve um pequeno processo inflamatório).

  69. Olá, eu coloquei o aparelho, e as borrachas intra-orais alguns dias após a colocação do aparelho inferior. Tenho dois dentes na frente embaixo que são tortos, eles fazem um ” V ” pra dentro e de um lado também embaixo, tenho dois dentes que fazem uma leve curva pra dentro. Desde que eu coloquei as borrachas parece que eles entraram mais. Tenho sobremordida, e as borrachas estão ligando o ultimo de baixo e o canino de cima. É possível essas borrachas entortarem os dentes?

    Agradeço a atenção.

    Andressa.

    1. É possível sim, Andressa. Mas isso não quer dizer que os seus dentes vão ficar tortos… até a conclusão do tratamento e remoção do aparelho, isso será corrigido.

  70. Olá dra. Ja estou usando aparelho há 7 meses, coloquei por ter a mordida cruzada. E ja estou usando as ligas intraorais so de um lado, puxando do canino do lado esquerdo para o penultimo dente do lado tb esquerdo. Segundo a minha dentista, ela disse que faltava pouco para descruzar. Gostaria de saber se essas ligas agt usa mais no final do tratamento. Beijo e desde ja obrigada.

  71. Oiii Dra. Estou aqui com uma dúvida, já faz quase 2 anos que uso aparelho (comecei em outubro de 2013), meus dentes hoje estão todos certinhos (pelo menos eu acho) desde então já fiz 1 cirurgia (frenectomia) fiquei 1 mes mais ou menos comendo sopa (e ainda a cirurgia foi bem no primeiro dia dos jogos da copa 2014), já também extrai 7 dentes, e agora estou usando as intra-orais no lado esquerdo e direito, não sinto dor nenhuma, meu dentista disse que vai depender de mim, porque parece ser a última fase do aparelho fixo para eu começar a usar o móvel, uso o dia enteiro claro, só tiro para comer, agora vai minha dúvida, meu problema é com a gengiva, meu dentista está me alertanto desde uns 4 meses atras, ele disse que elas estão inflamadas, não entendo, porque passo o passa fio todos os dias, 30 minutos no banheiro só para passar o passa fio, já fiz 2 limpezas na gengiva também, não entendo porque não desincha, se não desinchar terei que fazer uma cirurgia de gengiva ? Obrg desde já ?

    1. Arthur, gengivite em quem usa aparelho geralmente é causada por problema de higienização, porque o aparelho dificulta bastante essa tarefa. Se você tem escovado e usado o fio dental frequentemente, o problema deve ser a forma como você está fazendo isso, e não a periodicidade. Converse com o seu dentista pra ele orientar você, às vezes é só questão de adequar a técnica. Se a gengiva crescer muito, pode ser necessário cirurgia, sim.

  72. Boa noite, Doutora,
    Me ajude por favor!
    Tenho TODOS os dentes um separado do outro, esse é meu único defeito, meus dentes já são nivelados e minha é mordida perfeita! Pelo o que eu leio, o ideal para juntar os dentes seria eu usar a corrente elástica, mas no consultório da minha dentista eu não as vejo. E quando pergunto para ela, ela diz que só usa correntes elásticas na fase final do tratamento e que eu estou apenas na fase inicial [estou no 4º mês de tratamento] e que ela prefere juntar os dentes utilizando arame. Juntar os dentes utilizando arame também tem bons resultados ? Devo continuar cobrando que ela um dia use as correntes em mim ? Devo procurar um outro dentista? Afinal esse modo com que ela trabalha, pelo o que eu vejo, vai demorar muito tempo para resolver meu problema de espaços?
    Desde já, obrigado.

    1. Mayk, quem determina a forma de se fazer o fechamento de diastemas (os espaços entre os dentes) e em que fase do tratamento isso deve ser feito – quase sempre lá no fim – é o dentista / ortodontista. O elástico corrente é uma forma de se fazer isso, mas não é em todo caso que ele é usado, porque ele fecha tudo de uma vez, e nem sempre é desejável… às vezes o plano de tratamento pede que isso seja feito de um em um. Porque não é só uma questão de alinhamento dos dentes, mas de encaixe da mordida.

  73. Oi. Dra, uso aparelho ha cinco anos, já extrai dois dentes na parte de cima e dois cisos do lado esquerdo, e já passei por três dentistas nesse tempo devido a mudança de cidade, agora colocaram a corrente do tubo até o dente do meio da frente em baixo, estou sentindo uma dor insuportável, tanto que no primeiro dia o dente abriu, teve um espaço até onde a corrente ia, um espaço grande, então é normal essa dor? Não estou conseguindo nem dormir nem comer, o que posso fazer ou tomar para melhorar? Obrigada.

    1. Ariane, você pode tomar um analgésico, não precisa ficar sentindo dor. Com a movimentação dentária, pode ocorrer dor sim, é esperado. Converse com o seu ortodontista pra ele sugerir a medicação adequada.

  74. Olá Dra, gostaria de tirar uma dúvida enorme (e contar uma história longa 😀 ) .

    Faz 6 meses que não faço manutenção do meu aparelho, por problemas financeiros, mas agora que está tudo melhor estou com receio de voltar à dentista.

    O motivo é que nas minhas ultimas consultas a Dra disse que deveria usar os elásticos, fazendo uma ligação de cima à baixo dos meus dentes (somente na parte direita).

    Só que quando comecei a usar, senti muitas dores no dente, e a parte direita da minha bochecha ficou com um leve inchaço. Só consegui usar por 2 dias porque doía muito na hora de comer e até pra beber água, e dormir era um pesadelo. Toda dor e inchaço passaram após a retirada do elástico.

    Na última consulta que tive com ela, mesmo relatando isso, ela insistiu que só poderia seguir o tratamento com o uso dos elásticos para alinhar a mordida. Perguntei se havia outra maneira de continuar e ela disse que não. Com isso me senti sem saída.

    Atualmente, não tem a menor condição de eu trabalhar e estudar sentindo dores e ainda por cima com parte do meu rosto inchado.

    Mas apesar disso, também não quero desistir depois de 3 longos anos usando o aparelho.

    Meus dentes da frente eram bem tortos, e me senti muito feliz quando a doutora me disse que a parte de cima dos meus dentes estavam todos alinhados e só faltava a parte de baixo. Não quero desistir agora.

    Assim, gostaria de saber se eu trocasse de ortodontista, a resposta que ele me daria em relação aos elásticos seria a mesma. Realmente É obrigatório? (não entendo sobre o assunto, mas não vejo problema algum com minha mordida)

    E se por acaso eu venha a desistir do tratamento, meus dentes vão amolecer e cair? Tenho muito medo disso.

    (sinto muito pelo textão =/ rsrsrs)

    Por fim, quero dizer que gosto muito do seu blog e acho muito informativo!

    Abraços 😀

    1. Elisa, não que o uso de elasticos seja obrigatório… mas dependendo do tipo de “encaixe” que você precisa, não tem outra forma, é preciso usar elásticos. Não acho que trocando de ortodontista essa necessidade desapareça. Não, se você interromper o tratamento ortodôntico seus dentes não vão ficar moles e cair, isso não acontece. Mas seria uma pena não concluir.

  75. Dra. a minha ortodontista esqueceu de colocar a borrachinha em um bracket, bem no dente da frente, você acha que isso pode atrapalhar o tratamento?

  76. Bom dia,
    Doutora Ana Tokus,

    Uso aparelho ha mais de três anos, e meu dentista nunca colocou a tal da banda e do tubo, ontem fui em um dentista para fazer um tratamento de restauração, ele questionou a falta do uso de banda ou tubo, um ou o outro deveriam estar junto do meu aparelho odontológico! Ele está certo?

    1. Adimara, não tenho como afirmar ou negar a necessidade de banda / tubo apenas pela sua descrição. Mas o fato é que nem todo tratamento ortodôntico os utiliza, mesmo que na maioria dos casos, sim. O que eu acho, mesmo, é que o dentista que fez a sua restauração deveria se preocupar em fazer o trabalho dele, não em avaliar o dos outros. 🙂

  77. Olá Ana, estou com aparelho ha 45 dias e desde o 1o dia o dente que esta a banda do lado direito doi quando como algo, no começo tive a mesma sensação de quando se põe resina e fica alta. Não procurei o dentista e não mastiguei do lado direito até o dia da 1a manutenção, chegando lá informei ao dentista o que eu sentia… o mesmo me disse que é normal e com o tempo passa…. mas a dor é grande, minha mandíbula esquerda já estrala quando como, isso é realmente normal ? Com o tempo vai passar ? Ou devo procurar a ajuda de outro profissional? Não consigo mastigar nada no lado direito.

    1. Marielly, não acho que seja normal. É preciso verificar a banda e ajustá-la, se preciso. Seu dentista deve fazer isso, em princípio não vejo razão pra procurar outro dentista.

  78. Olá, Doutora! Bom, uso aparelho fixo para fechar espaços (diastema), tenho percebido uma melhora bem bacana, já que tenho cinco meses de tratamento. Porém, essa semana fui fazer a manutenção e ela colocou a corrente elástica só na frente, nos quatro primeiros dentes. Estava olhando os meus dentes e percebi que do lado esquerdo tem dois dentes que estão mais separados que no começo do tratamento, e fiquei meio encucada com isso. A senhora pode me responder?!

    1. Érica, isso é comum. Durante o tratamento ortodôntico, às vezes, quando se corrige um problema, surge outro. Mas o conjunto de problemas será resolvido até o fim do tratamento, pode ficar tranquila. Não é incomum que em algumas fases do tratamento os dentes pareçam ficar “mais tortos” do que eram no início ou que surjam esses espaços.

  79. Olá!
    Estou usando aparelho ligavel. Meu incisivo lateral direito só nasceu pela metade, e devido a um tratamento ortodontico anterior, os dentes da frente estão “pra fora” e com um espaço feio. Minha dentista está usando um amarrilho metálico somente nos incisivos centrais e no lateral que só nasceu pela metade. Gostaria de saber qual a função desse amarrilho nesse caso, pois sinto que não está havendo movimentação nesses três dentes… obrigada.

    1. Bruna, provavelmente a função do amarrilho é essa mesmo, não permitir que esses dentes se movimentem por enquanto. Depende do plano de tratamento que sua dentista formulou.

  80. Olá doutora! Meus dentes já estão todos alinhandos, agora só falta o processo de fechamento dos espaços. Minha seguinte dúvida é que coloquei esse elástico corrente mas não sinto dor alguma, isso é normal ? Obrigado.

  81. Dra. Me chamo Erick, me ajudaria com uma duvida? Uso meu aparelho na parte de cima durante uns meses, mas nunca senti a famosa “dor do aparelho”, gostaria de saber se é normal?

    1. É normal sim, Erick. As pessoas sentem de forma diferente, algumas têm bastante incômodo e outras não sentem nada demais. O fato de não sentir dor não é um indicativo de que o aparelho “não está funcionando”, como muita gente pensa.

  82. Olá, parabéns pelo seu blog. Excelente! Bom eu uso aparelho ha 2 anos, sou dentuça, esse foi o motivo pelo qual coloquei aparelho. Enfim, meu dtr arrancou um dente siso do lado direito, e depois fiquei usando as ligas intra orais durante 5 meses, confesso q nos primeiros meses n usava corretamente, mas nesses últimos 3 não tiro eles quase para nada. O meu dtr disse que depois q os meus dentes fossem para o lugar certo para preencher o buraco eu iria usar as correntes para ajeitar a minha mordida, e pronto, fim do tratamento. Porém não quero mais usar as ligas intra orais, os dentes estando bons ou nao, quero encerrar o tratamento e partir pra corrente para finalizar logo. Ai quando fui marcar a consulta, a clínica muda de doutor, ai o q eu faço? Eu falo pro novo doutor, para ele colocar logo a corrente e mando cancelar? Se eu colocar logo as correntes pode acontecer algo grave? Se meus dentes n estiverem bons?

    1. Thaís, não é bem assim que funciona. Se você não quer mais fazer o tratamento como deve ser feito, é uma pena, mas você não é obrigada. Então peça pra removerem o seu aparelho. Não faz sentido “pular” etapas do tratamento, usar a corrente sem que os dentes estejam na posição certa pra isso não vai ajudar em nada, e ainda pode causar problemas.

  83. Boa tarde!

    Gostaria de esclarecer uma dúvida.
    Uso aparelho ha 11 meses, faço manutenção todos os meses, entretanto o meu dentista não colocou os anéis e ha apenas um mês colocou os braquetes na parte de baixo. Gostaria de saber se esse procedimento está correto e se não o que devo fazer ?!

    1. Cíntia, depende da movimentação dentária que o seu ortodontista pretende. Não dá pra dizer se é certo ou errado só com base nessa informação.

  84. Olá Dra. Ana, uso aparelho ha 10 meses. Vou fazer um ano em novembro. A dentista botou o elastico de um lado só hj e nao senti nada de dor. Está certo isso ? Se eu estou usando o elastico, significa que o tratamento está em final ?

    1. Rayana, não vejo no seu relato nada que indique que não esteja certo. Cada pessoa sente de forma diferente, e doer não é uma regra. Os elásticos podem ser usados em qualquer fase do tratamento ortodôntico, sua utilização não significa que o tratamento está no fim, necessariamente. Se você quer saber se falta muito tempo pra remover o seu aparelho, converse com o seu ortodontista.

  85. Olá!

    Primeiramente, parabéns pelo blog, é sensacional! 🙂 Então… Eu iniciei o tratamento ortodôntico há pouco tempo. Inicialmente, a minha esperança era de tracionar o meu canino superior, mas a minha orto achou melhor arrancar o dente (pela posição que está) e abrir espaço para a colocação de um implante, além de eu estar fechando alguns diastemazinhos e alinhando meus dentinhos. rs Ela fez o procedimento igual a vc, primeiro os brackets superiores, depois colocou tubos (!?) nos molares. A minha dúvida é: os tubos dos molares não estão ligados ao arco dos bracktes, isso é normal? Eu só notei isso após sair da consulta e tentar limpar os meus dentes com fio dental, usando o passa-fio. :/ Ficava caindo… rs Aí eu percebi que eles não estavam ligados! O.o Confio na minha dentista, mas fiquei curiosa, pq nunca tinha visto isso. Sempre que vejo um aparelho eles estão ligados pelo arco. Se puder me esclarecer essa dúvida, fico grata! 😉 Bjos!

    1. Priscila, realmente, o esperado é que as bandas / tubos estejam ligadas ao arco… sem isso, os dentes com as bandas não se movimentam. Mas pode ser que a intenção seja exatamente essa por enquanto… então, é questão de conversar com a sua ortodontista e perguntar o que ela pretende.

      1. Obrigada pela resposta e pela rapidez! rs Realmente, foi o que eu imaginei… 🙁 Na próxima consulta eu pergunto à ela sim! 🙂

  86. Dra, boa tarde! Retirei o aparelho fixo ontem, e coloquei no consultório mesmo a contenção superior (móvel) e inferior (fixa). Mas 2 horas depois, retirei a contenção superior pra comer, e não consigo colocar novamente, pois parece que ela não se encaixa nos dentes. O que você me aconselha? É melhor deixar sem contenção até eu conseguir falar com o dentista ou colocar do jeito que eu conseguir? Meus dentes estão doloridos sem o uso da contenção. Desde já agradeço!

    1. Puxa Graziela, você ficou muito tempo sem? O ideal é dar uma “forçadinha” pra ela entrar, porque, senão, ela não vai entrar mais. A dor nos dentes é sinal de que eles estão se movimentando, o que não é uma boa ideia neste momento.

  87. Ola boa tarde,
    Faz dois meses que coloquei as correntes nos dentes, pois ele disse que quer fechar os meus espaços (extrai 1° molar, um de cada lado), e ele colocou para o canino ir para o lugar do primeiro molar. Normalmente demora muito para ir p/ o lugar somente com estas correntes??

    Aguardo resposta.

    1. Bruhh, não entendi bem se você extraiu os primeiros molares mesmo ou se foram os primeiros pré-molares e seu dentista pretende fechar o espaço “encostando” os caninos nos segundos pré-molares (o que é o mais comum, porque entre molares e caninos há uma GRANDE distância). Enfim… sendo isso, geralmente leva de 6 meses a 1 ano para o espaço se fechar.

      1. Isto eu extrai os primeiros pres molares sendo 1 de cada lado, e o meu dentista quer puxar o canino para o lugar do extraido.

        Usando estas correntes entao ele vai para o lugar mesmo?

  88. Eu tenho uma dúvida, em que fase do tratamento geralmente se utiliza o elástico corrente? Eu estou com 9 meses e a previsão do tratamento era de 18 de meses. Vi muitos comentários falando que só se utiliza esse elástico no final, será que meu tratamento está perto de acabar? Ou o elástico pode ser usado em qualquer fase do tratamento?

    1. Pode ser usado em qualquer fase, Stephane, dependendo da movimentação que se pretende. Mas geralmente se usa mais para o fim do tratamento, mesmo, pra se fechar pequenos espaços entre os dentes. Aí é importante que os dentes já estejam bem alinhados, por isso o uso acaba ficando pro final.

  89. Olá Dra! Tenho uma dúvida, coloquei ontem o amarrilho metálico, sem as borrachinhas, e no entanto não estou sentido nenhuma dor. Isso é normal?

  90. Meus dentes ficaram pra frente pra se encaixarem e agora a minha dentista colocou um elástico corrente que disse que é pra tirar o bico que fiquei, pois olhando-me de perfil fiquei com bico enorme, esse elásticos jogam os dentes pra trás mesmo? E mais ou menos qto tempo demora, um mês? Seis meses, um ano? Meus dentes se movimentam bem rápido, minha dentista diz que a movimentação deles é como de uma criança, pois tiveram situações que demorariam 2 meses e se completou em 15 dias e tenho 38 anos? Queria saber se terei que esperar mais um ano pra sair esse bico horrível. Obrigada.

    1. Simone, foram feitas extrações ou desgastes entre os dentes? O elástico corrente serve tanto para “puxar” os dentes para trás quanto para eliminar espaços entre eles… se houver espaço, o uso dele deve diminuir a projeção dos seus dentes, sim. Difícil prever sem examinar você e entender qual sua situação clínica, mas eu imagino que possa levar até uns 6 meses.

    1. Serve sim, Diego. Tanto pra diminuir o espaço entre os os dentes (o que em si já coloca os dentes mais para trás) quanto pra fechar espaços quando são necessárias extrações durante o tratamento ortodôntico.

  91. Minha ortodontista fez o mesmo que vc: colocou os brakets (é assim que escreve?) e só duas semanas depois as borrachinhas para separar os molares. Mais duas semanas e ela vai instalar os anéis. Eu perguntei porque, já que quando minha irmã colocou aparelho a primeira coisa que a dentista fez foi colocar as borrachinhas. Ela explicou que antigamente fazia-se muito isso mas atualmente há um consenso que isto causava muito trauma ao paciente e é mais confortável começar a instalar o aparelho e deixar as borrachinhas para depois. Eu concordo. Coloquei as borrachinhas ontem e elas incomodam mesmo. Tem um lado que dói menos e acho que foi pq os dentes já tinha separado um pouquinho (no meu caso minha arcada tem que “abrir”). Enfim, acho que é realmente menos traumatizante. Beijos!

    1. Obrigada pelo opinião, Patricia. Ah, escreve-se brackets (em inglês, mas todo mundo usa aqui no Brasil) ou bráquetes, em português.

  92. Eu que não entendo nada do que a minha dentista faz, acho sempre muito difícil mesmo tentar explicar alguma coisa. Agora, há algo mais que me deixa perplexa, e creio que já havia perguntado isto em algum tópico, só que não me lembro em qual. Acontece que, quando o meu dente quebrou, tive que fazer canal. Minha irmã tinha um dente quebrado e assim ficou durante quatro anos, não sentia dor alguma e quando foi ao dentista, não fez canal, apenas obturação. Por que, quando meu dente se partiu, eu senti muita dor, e ela não? E por que ela não teve que fazer canal?

    1. Eu lembro da sua pergunta, Erika (mas também não lembro em que post foi). Enfim, a fratura no dente da sua irmã não deve ter atingido o canal do dente e a sua sim. Então, no seu caso (que foi algo mais profundo), foi preciso tratar o canal. No dela, apenas restaurar foi suficiente.

    1. Julie, se eles foram colocados há um dia apenas, você ainda deve estar se adaptando ao uso, porque eles apertam mesmo. Mais uns 2 dias e você já deve estar sem dor. Entre em contato com o seu dentista e relate isso, é possível que ele prescreva um analgésico.

  93. Olá Dra. primeiro quero dar os parabéns pelos seus artigos, ótimos e esclarecedores, mas eu tenho uma dúvida, estou ha 2 anos usando aparelho, vou retirá-lo no mês que vem e estou usando esta corrente elástica em todos os dentes e inclusive no ganchinho da banda, eu gostaria de saber quais as funções dela, pois não precisei retirar nenhum dente, quais as funções dessa corrente? Pois esqueci de perguntar ao meu dentista.

    1. Thays, o elástico corrente nessa fase do tratamento serve para eliminar quaisquer espaços que porventura ainda haja entre os seus dentes, pra deixá-los bem juntinhos mesmo.

  94. Oba, vou amar!!
    Mas sério, foi sim por meio do seu blog, que eu retomei a confiança que estava perdendo nos dentistas (caí em mãos erradas, como já falei aqui), e consegui entregar minha boca e alma a esses profissionais novamente. Digo isso, pois a minha experiência ruim, resultou em um tratamento de canal (o primeiro da minha vida) e troca de restaurações mal feitas, mas imagine aqueles que têm problemas mais sérios e ainda sofrem com a falta de confiança nos dentistas?
    Que Deus continue abençoando você e seu blog.

  95. Oi Dra., tudo bom?
    Eu acho que a sua postura não só mantém os padrões éticos de sua profissão, como também é ímpar no quesito solidariedade, pois você consegue equilibrar a linha tênue entre “consultar alguém via internet” e apenas esclarecer dúvidas.
    Com certeza a grande parte das pessoas que não a conhece, mas que resolve lhe escrever, só faz isso porque você passa muita credibilidade, além de ser notadamente PHD em dentinhos humanos =).
    Eu mesma já usei o espaço que você disponibiliza para pedir sua opinião, pois realmente você transmite confiança, e faz parecer que aquela cárie não é o fim do mundo. Ou seja, você também tem um poder terapêutico sob as pessoas =D.
    Enfim… Honestamente, acredito que a forma como você conduz o seu conteúdo na internet, bem como a maneira como você lida com as pessoas, só tende a lhe trazer benefícios humanos e profissionais. Assim como acredito que não será surpresa se um dia eu ligar a minha TV e ver você apresentado algum programa sobre educação dental =D.
    Um Beijo.

    1. Nossa Gi, obrigada… não sei nem o que dizer. 😀

      Se um dia eu chegar a apresentar o tal programa na TV, mando um beijo pra você. 😉

  96. Essa é a parte mais complicada pra quem posta dúvidas de saúde. Corre-se o risco até de se burlar o código de ética da respectiva profissão, logicamente que essa atitude não se encaixa neste blog, dado a inteligencia e ética profissional da titular do cargo.
    Consultas por canais virtuais aumentam a cada dia, tornando os profissionais indagados nas dúvidas a cairem na armadilha de responder perguntas impossíveis, no ensejo de, até mesmo, desviar pacientes para as suas devidas clínicas.

    Como bem colocou na coluna, cada um tem seu respectivo diagnóstico e a conduta fica a cargo do doutor em questão. Infelizmente perde-se um tempo precioso nas respostas aos clientes duvidosos. Pergunto: se foi feita a escolha pelo profissional encarregado, como é que se recorre a um conselho virtual? Vai perguntar pro seu dentista e confia; pergunta pra ele e seja confiante nos procedimentos executados.

    Abs.

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista