Dor na Articulação da Mandíbula: Causas e Tratamento


ATMSua cabeça dói, sua mandíbula parece cansada, a articulação da sua boca (a ATM ou articulação temporomandibular) faz uns barulhos estranhos. Você não sabe, mas pode estar sofrendo de uma disfunção temporomandibular (DTM). Ou não. 🙂

Quais os sintomas da DTM (Disfunção Temporomandibular)?

As disfunções crânio-mandibulares são as principais causas de dor de origem não-dentária na região da face. Desordens músculo-esqueletais e da ATM (articulação temporomandibular) podem causar bastante desconforto e o seu diagnóstico não é assim tão óbvio. É provável que você que lê este texto tenha estalidos, sofra com dores de cabeça, dores de ouvido e na região articular, e chegou aqui justamente pra entender o que está acontecendo.

Mas dor na região da articulação não significa, necessariamente, problema articular. Segundo Bell (1989), em princípio considera-se a dor como de origem dentária, até que se prove ao contrário. Depois, como de origem muscular, até que se prove o contrário. E só depois, articular. Viu como não é assim tão simples?

Como saber se eu tenho DTM?

Cerca de 90% das DTMs são diagnosticadas pelo exame clínico. A questão é que nem todo profissional (seja médico ou dentista) está preparado para fazer o diagnóstico. Por isso, se você desconfia que tem DTM, é importante procurar um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial. Exames de imagem podem ajudar, mas o fator determinante no diagnóstico de DTM ainda é a queixa do paciente. O dentista especialista na área é capaz de diferenciar variações anatômicas de alterações patológicas, além de correlacionar os dados clínicos com os dados epidemiológicos, pra aí sim fechar um diagnóstico.

Quando o exame físico e a anamnese (aquele monte de perguntas que o dentista faz) levantam a possibilidade de uma DTM, existem alguns exames que podem ajudar a determinar a causa do problema: a radiografia panorâmica de ATM (em busca de variações anatômicas), a artrografia (o exame mais indicado para verificar perfuração de disco articular) e a ressonância magnética (capaz de mostrar deslocamentos do disco articular, anormalidades do tecido medular da cabeça da mandíbula, músculos e outros tecidos moles adjacentes, além de fibrose da cápsula articular).

Disco articular
Problemas no disco articular

Minha mandíbula estala. Tenho DTM?

Uma dúvida muito comum é com relação aos estalidos. Se minha mandíbula estala, eu tenho um problema articular? Não necessariamente. Se esse for seu único sintoma, certamente não se trata de uma DTM. Muitas pessoas relatam estalidos em ATM, até eu :).

O que leva alguém a ter DTM?

A DTM costuma surgir da combinação de um “desarranjo articular” com uma série de fatores predisponentes. Quando a articulação da mandíbula é sobrecarregada, 2 situações podem ocorrer: ou ela se adapta ao problema (remodelação) ou ela é vencida pelo problema (degeneração). O disco articular costuma se adaptar a uma situação de sobrecarga mas, quando isso não acontece, são consequências possíveis:

  • Degeneração da fibrocartilagem
  • Perfuração do disco
  • Afinamento e perfuração da cortical articular
  • Formação de cistos subarticulares e aplainamentos
  • Desgastes e erosão generalizada das partes ósseas

Qual a relação entre DTM e bruxismo?

Bruxismo é o hábito de ranger os dentes, o que pode acontecer durante o sono ou mesmo acordado. Dá pra dizer que bruxismo causa DTM (ou o contrário)? Não. Associar estas duas condições implica acreditarmos que reduzindo eventos de bruxismo reduzem-se sintomas relacionados à DTM. Porém, essa associação ainda não foi comprovada pela literatura.

E usar aparelho ortodôntico, ajuda?

Pode ajudar, mas também não é possível associar as coisas assim de forma direta. O uso de aparelho pode gerar uma série de benefícios, mas é um exagero atribuir o controle da DTM pura e simplesmente a um tratamento ortodôntico. Cada caso é um caso, e é essencial a opinião de um dentista especialista em DTM para determinar se o uso de aparelho representa, realmente, um benefício direto para o paciente.

E qual é o tratamento?

Taí uma pergunta difícil! São fatores que influenciam na ocorrência de DTM a idade, o sexo, o estresse e os fatores sistêmicos, e tudo isso deve ser levado em conta ao se propor algum tipo de tratamento. Um aspecto que merece destaque é o psicológico, o estresse costuma estar diretamente envolvido num quadro de DTM. Por isso, o tratamento das disfunções temporomandibulares deve ser multidisciplinar, podendo englobar, além das várias especialidades odontológicas, a intervenção de outros profissionais da saúde, como psicoterapeutas, fisioterapeutas, etc.. O uso de quaisquer medicamentos e a indicação de placas interoclusais, cirurgias, infiltrações, etc., depende do caso. Por isso, fica a dica: procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial e faça uma avaliação!

Compartilhe:

Categoria: DTM e Dor Orofacial

Marcadores:

857 comentários

  1. Doutora, ontem à noite quando abri a boca minha mandíbula estalou bem perto do ouvido direito, e desde então sinto uma dor aguda tanto no local do estalo quanto no ouvido sempre que abro e fecho a boca ou mastigo algo… O que pode ser e o que eu faço?

    1. Se continuar incomodando nos próximos dias, procure um dentista pra avaliar, Vittoria. Mas pode ser só um “mau jeito” passageiro. Geralmente é.

      1. Doutora, eu tenho notado que quando eu acordo pela manhã já acordo com dor, como se fosse nos dentes, parecendo que os músculo da boca estivesse duro
        Oq pode ser?

  2. Ola doutora,

    Sempre sinto minha mandibula estalar e tenho sentido uma dor na cabeça apenas quando passo a mão ou aperto. Já fiquei com a mandibula travada sem conseguir abrir ou fechar e tenho sensação de que meu ouvido esta entupido. Pode ser ATM? Todos os meus dentes do siso já nasceram e todo mundo fala que eu devia arrancar, pois eles causam problemas e pode ser por isso essa dor na cabeça e mandibula. Poderia por favor me informar como eu devo proceder?

    1. Viviane, pode ser DTM e pode ser os sisos, também. É preciso avaliar com bastante critério. Os sisos não têm que ser necessariamente extraídos, só quando há indicação. Como você já teve episódios de travamento da mandíbula, sugiro a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial, pra avaliar a questão articular.

    2. Dra. Ana,
      Faz 5 dias que extrai meus sisos superior e inferior do lado direito. Estou desesperada pois não consigo abrir a boca para engolir papa, especificamente do lado operado. Tenho certeza que é o trismo. O que faço???

      1. Raicia, faça compressas mornas no rosto, isso ajuda a diminuir a rigidez muscular e a resolver o processo inflamatório mais rápido.

  3. Oi, tenho 24 anos, estou com 2 dentes do juizo na parte de cima e meu dente ta doendo, quando ponho o dedo atras sinto um buraco no dente de baixo e a gengiva inchada, o que faco?

  4. Dra. Ana, tudo bem? Pq um ajuste oclusal tem que acomodar? Pq é tão dificil de desgastar a crista marginal do 1 molar pra arrancar de vez esse contato deflectivo a linha média da face? Pq um problema tão simples para vocês de reestabelecer uma DVO a ponto de dar 100% para o paciente é tão dificultada?

    1. Fernando, não sei. Não conheço o caso. Fazer um ajuste oclusal e restabelecer a DVO (que são coisas completamente diferentes) pode ser fácil ou difícil. Pode ser uma dificuldade para alguns dentistas e uma facilidade para outros. O que determina isso é a complexidade do caso. Se fosse só “fazer um desgaste”, qualquer um fazia. Há questões técnicas bem mais profundas envolvidas nisso tudo.

  5. Olá Doutora, ha 2 anos venho sentido dores faciais, antes era mais no lado esquerdo e hoje sinto mais no lado direito, só que de vez em quando sinto nos dois lados do rosto e as dores estão cada vez mais fortes, são dores que pegam o dente, a cabeça, a mandíbula, no osso abaixo e acima dos olhos, a nuca de vez em quando, a visão fica um pouco embaçada e sinto o lado do rosto levemente dormente e sinto como se meu rosto estivesse tenso (por mais que eu tente relaxar, mesmo assim continuo a sentir o rosto “pesado”)… Fui ao oftalmologista há um 2 meses, tá tudo ok… e no começo do ano fui ao dentista e eles disseram que eu poderia ter ATM… tomo relaxante muscular e coloco bolsa de água quente quando sinto muito dor mais agora não está resolvendo muito… percebo que as dores se intensificam mais a noite ou quando me estresso com algo… gostaria de saber se essas dores poderiam ser da ATM ou se estariam mais pra nevralgia do trigêmeo?

    1. Fabiana, difícil dizer ao certo… mas a nevralgia do trigêmeo geralmente causa “fisgadas”, dores agudas e intensas. Sugiro a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial, é importante avaliar a ATM pra ver se está tudo ok ou se há alguma alteração relevante.

  6. Olá doutora, meu nome é Eduardo, tenho 19 anos, e eu sinto dor de um lado da mandíbula, bem ali mesmo naquela área próxima ao “disco articular normal”, não sinto nenhum tipo de estralo ou algo do tipo, apenas a dor quando abro a boca… gostaria de saber se há alguma forma de isso se agravar e se tornar algo pior, e gostaria de saber se apenas o tratamento psicológico pode ser o suficiente, agradeço a ajuda.

    1. Eduardo, quando há dor, pode ser DTM. Muitas vezes a ocorrência de DTM está relacionada a fatores psicológicos, mas cada caso é um caso, é preciso avaliar se há um fator físico, também. Sugiro a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra diagnosticar adequadamente e sugerir um tratamento.

      1. Olá Doutora, meu nome é Izabel e tenho 12 anos, e estou sentido dor na região da mandíbula no momento, e ando sentindo dores no ouvido, ouvindo estalos, tanto no ouvido quanto na mandíbula. Você acha que eu posso estar com DTM?

        1. Pode, Izabel. Na sua idade não é comum, mas vale uma avaliação. Antes de procurar um especialista, seria bom um exame num dentista clínico geral, pra verificar se o problema não tem outra origem, dentária ou não. Aí, se estiver tudo ok, peça que um responsável acompanhe você a um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial.

  7. Olá doutora, estou com um dente quebrado e estou mastigando mais de um lado, agora dói ao mastigar na minha fonte e um pouco perto do ouvido, o que seria e o que devo tomar pra melhorar?

    1. Kleany, depende… pode ser um problema de canal, por exemplo. Ou só a consequência de você estar mastigando de um lado só. De qualquer jeito, estando o dente quebrado, você precisa procurar um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  8. Oi! Eu sou Erick eu fiquei mexendo a mandibula e estalei o ossinho, a principio nao deu nada +- em 2 dias meu rosto ficou inchado naquela regiao do maxilar da cabeça, nas regioes das fotos que estao no começo desse site! Fora isso minhas amidalas estao inchadas e parece que coisas quentes, como exposiçao ao sol ou comidas e bebidas quentes, me aliviam. Eu nao sei o que fazer, se puderem me ajudar o mais rapido possível eu agradeço.

    1. Erick, procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar. É a única forma de entender o que está acontecendo e sugerir algum tratamento.

  9. Olá! Eu tenho 14 anos e a minha mandíbula estala, dando dor e desconforto quando abro algumas vezes! E tenho tido dores de cabeça, por exemplo agora estou com uma dor no lado da mandíbula que me dói e está a crescer uma mancha (não sei ainda se é borbulha) ao lado do ouvido! Acha que tenho?

  10. Oi, doutora. Eu sinto dor acima do olho e no olho há quatro anos, nenhum médico até hoje descobriu o que causa essas dores que geralmente são pela manhã quando eu acordo. O problema é que agora não está doendo apenas o olho, mas também meu ouvido, ouço sons estranhos, tipo estalido abafado, quando abro minha boca parece que a mandibula está deslocando e também sinto minha mandibula cansada. As vezes até desisto de comer pão pois não consigo mastigar. Por causa das dores no olho fui a um oftalmologista, mas ele disse que está tudo certo com meu olho e que poderia ser um problema no nervo trigêmeo. Então digitei os meus sintomas no google que me trouxe até o seu blog e me identifiquei com os sintomas. Esses meus sintomas podem ser por causa da DTM?

    1. Pode ser sim, Franciele. Nevralgia do trigêmeo, também. Acho que vale muito fazer uma avaliação com um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial.

  11. Boa noite Dra. Ana,

    Tenho 33 anos e estou passando por uma fase muito estressante e estou muito ansiosa e tensa, com isso sinto fisgadas na cabeça, na maçã do rosto, ao lado da cabeça e no ouvido, minha garganta tb fica latejante, a língua fica todo tempo pesada, parece estar mais larga, mas são dores leves, não fortes. Sinto uma pressão na lingua e no maxilar, mas do lado esquerdo as vezes fica com estalo ao abrir a boca, e tb abri a boca para comparar os lados e o esquerdo tem o osso ao lado do ouvido mais alto q do lado direito, a mandíbula, por qual motivo será essa diferença? Estou muito tensa com isso e preocupada demais Dra, por favor me diga o que devo fazer.
    Desde já agradeço, tenha uma ótima noite e fique com Deus!!!!!!

    1. Dominique, sugiro a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial. Essa assimetria entre as cabeças das mandíbulas pode ser completamente normal, sem quaisquer consequências mais sérias. Porém, como há dor, é importante uma avaliação mais específica.

      1. Sim Dra, obrigada! Mas a garganta latejante e as vezes até a face e o ouvido tb são decorrentes da DTM? Hoje por exemplo estou desde cedo com dor de cabeça latejante e tomei dipirona e não passou, fico preocupada demais. Poderia me indicar algum dentista aqui no Rio na Tijuca? Mais uma vez obrigada, Dra. Ana!

  12. Boa tarde, doutora! Me ajude pois já não sei mais o que pensar. Tenho sentido mtas dores de cabeça latejantes e com pressão, dói até os olhos, mandíbula, pescoço e até mesmo os ombros. Não sinto estalos, mas meu siso está nascendo e todos os dias qdo durmo é um sofrimento, pq o lado que deito no travesseiro, que é o mesmo do siso, acordo com muita dor na cabeça deste lado. Meus ouvidos doem tbm. Minha pergunta é, se a dor orofacial piora qdo colocamos a cabeça no travesseiro? Acordo sentindo mta dor e as vezes de madrugada tbm.

    1. Eventualmente sim, Luana. Mas se seu siso está nascendo, há uma boa chance da causa ser essa. Sugiro a avaliação de um dentista quanto ao siso e, se não for esse o problema, procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial.

  13. Boa noite; gostaria de saber se o aparelho ortodôntico pode influenciar nessa ATM? Pois eu uso aparelho, meus dentes eram muito fora do lugar, comecei o tratamento com aparelho e meus dentes movimentaram muito, foram para frente, para trás, sofri com muitas dores, esta completando 2 anos q estou usando, ha alguns meses veio a começar esses pequenos estralos em meu maxilar, achei q fosse normal, esse mês passado piorou, começou a me doer muito ao mastigar, acordei de manha, fui escovar os dentes, ao abrir a boca ela travou aberta, forcei ela fechou, dai então abro a boca com dificuldade, não estou conseguindo mastigar, dói muito, meu ouvido anda dando alguns zunidos e algumas dores na cabeça, passei hoje com minha dentista e ela me mandou procurar um clinico, me disse q poderia ser o siso q esta inflamando. Eu preciso saber se o aparelho esta influenciando nisso pois eu pago pelo tratamento todos os meses acho q deve ser de inteira responsabilidade da clinica a qual faço tratamento se estiver alguma coisa me prejudicando no tratamento eles corrigirem.

    Obrigado pela atenção, no que puder me ajudar serei muito grato.

    1. Jeferson, não há relação estabelecida entre problemas oclusais (da “mordida” e do posicionamento dos dentes) e articulares. Se há um problema articular, é mais provável que haja uma causa articular, mesmo, ou tenha a ver com o siso.

    2. Olá Dra., tem como me indicar um especialista em sinusite odontogênica / maxilar? Sinto dores de cabeça, vermelhidão em volta dos olhos, rigidez na nuca, e dores na arcada dentária superior e inferior. Obrigada!

      1. Vanessa, você já tem o diagnóstico de sinusite ou está supondo isso? Porque os sintomas que você relata podem ter a ver com outros problemas, também.

        1. Dra., eu mesma fiz a pesquisa porque cada dentista diz uma coisa diferente. Uma disse que preciso usar aparelho fixo, outra diz que preciso utilizar outra placa para DTM porque as que utilizei não é o ideal. Que ela trabalha com outro tipo de placa para DTM. Todos os dois são tratamentos caros para poder decidir o que está correto. E pelo meu sintomas de dor de cabeça, vermelhidão nos olhos, rigidez na nuca, desvio de septo nasal, e agora está me incomodando bastante as dores na arcada dentária superior e inferior, sensação todos os dentes doendo. Quando deito para dormir esta arcada dentária doi mais. Mas Dra. pelo sintomas que relatei tem mais a ver com que? Muito obrigada Dra. Ana Tokus. Preciso também de uma indicação de algum profissional que seja especialista para tratar esta dor.

          1. Se cada dentista diz uma coisa, acredite no especialista. No seu caso, um especialista em DTM e Dor Orofacial. Se você ainda não procurou um, faça isso.

  14. Olá Doutora.
    Faz 4 dias que extraí a metade da raiz do meu siso esquerdo inferior (porque na semana anterior a cirurgia foi interrompida porque o dentista ja tinha usado toda a anestesia possivel e eu ainda sentia dor quanto ele tentava extrair a outra metade), e confesso que mesmo com anestesia foi dolorido, pois “meu corpo tem certa resistência a anestesia”, palavras do dentista. Quando acabou a cirurgia, ja estava sentindo dor, entao ja comecei logo a tomar tanto o anti-inflamatorio quanto o remedio para dor. Porém, faz 2 dias que comecei a sentir uma dor na mandíbula muito forte que se estende ate o ouvido, uma dor aguda e tao insuportável que me impede de comer, o dente em si nao dói, mas a mandíbula sim, e muito. Gostaria de saber se isso é normal, se tem algo pra amenizar a dor? Desde ja agradecida ^~

  15. Olá Dra. Ana. Preciso da sua opinião.
    Tenho todos os sintomas da DTM: dor de cabeça, dor de ouvido, estalidos. Todo dia, a dor não passa! E para piorar tenho Bruxismo. Estou usando a placa de bruxismo há meses e não sinto nenhuma melhora. O que eu deveria fazer neste caso? Pois fiz tratamento ortodôntico por anos e meu dentista nunca fez nada a respeito, inclusive disse que estalos são normais.

    1. Ingrid, sugiro a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial. Primeiramente pra diagnosticar você adequadamente e, depois, pra sugerir um tratamento com base na avaliação.

  16. Olá doutora, tudo bem?
    Sou Matheus Fernandes e conto 22 anos. Ainda não tenho nenhum sintoma de nascimento dos sisos, vou com frequência ao dentista e, aparentemente, está tudo ok neste sentido. Porém, nos últimos 2 dias, relato muita dor na região da cabeça da mandíbula (inclusive se eu coloco o dedo com força pelo lado de fora da boca, sinto dor). Também não consigo abrir demais a boca sem sentir dor muito forte nessa área. Está sendo delicado até mastigar alimentos, tanto do lado direito quanto esquerdo. Consigo falar normalmente, realizo movimentos leves sem sentir dor e até abro um pouco a boca (talvez uns 2 dedos).
    Pergunto se é algo grave, pois minhas suspeitas são alguma lesão na articulação ou propriamente o nascimento do siso. O que pode ser?

    Brigado e parabéns pelo trabalho!

    1. Matheus, as 2 possibilidades são coerentes com os seus sintomas: problema articular e nascimento dos sisos, principalmente considerando a sua idade. O fato de ser dos lados também me faz pensar nos sisos. Procure um dentista pra avaliar, se não for problema dentário, deve ser articular. Aí sugiro a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial.

  17. Doutora, desde o início do ano eu sinto dores na minha mandíbula, fui em uma dentista e ela disse que a dor podia ser bruxismo, mas nunca rangi os dentes (durmo no mesmo quarto q minha irmã), aí fui em outra dentista e ela disse que era o siso que estava nascendo e tirou chapa, ele não começou a sair ainda mas esta “inclinado”, e que não era bruxismo pois meus dentes não apresentavam nenhum desgaste. Acabei não tirando o siso, e agora estou com muita dor do lado direito da mandíbula principalmente, da estalinhos e dor no ouvido do lado direito. O que pode ser? Ninguém nunca me dá um resultado preciso, já vai fazer quase um ano que sinto essa dor, se fosse o siso acho que duraria tanto tempo assim e não sei se doeria o ouvido. Obrigada pela atenção. Acsa Sousa, 18 anos.

    1. Acsa, bruxismo não se diagnostica apenas pela presença de desgastes nos dentes, é mais complexo que isso. Você pode não ter bruxismo mesmo, mas pode ter DTM. Sugiro a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial.

  18. Olá, hoje quando fui bocejar, agora pouco na verdade, eu senti um dor embaixo do queixo e, ao colocar a mão eu senti como se fosse um caroço e uma sensação que estava puxando a pele, como se estivesse algo fora do lugar, passei a mão e fiquei mexendo a mandibula e a dor passou assim como o “caroço” sumiu, passo a mão e não sinto nada, é como se algo tivesse deslocado, um nervo ou uma câiãbra, isso foi uma luxação? O que pode ter ocorrido?

    P.S: foi um caso isolado, porém as vezes ao bocejar intensamente eu sinto uma dor leve embaixo do queixo.

    1. Felipe, se o “caroço” estava embaixo do queixo, não acho que tenha sido uma deslocamento da mandíbula. Uma câimbra, talvez.

  19. Ola Dra! Ha 7 dias venho sentindo uma pressao incomoda que vem do pe do ouvido ate o queixo, do lado esquerdo, principalmente quando abaixo a cabeça parece que pesa esta regiao, nao sinto dores nem estalos, tudo bem com os dentes, passei por avaliaçao dentaria ha 3 meses, estou bem preocupada, queria uma opiniao! Grata!

    1. Beatriz, se está tudo ok com os dentes (embora em 3 meses muita coisa possa acontecer), então o problema tem origem não dentária… uma nevralgia, por exemplo. Procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar.

  20. Dra., há mais ou menos uns 2 meses tive uma inflamação na gengiva, e percebi que o dente que estava no centro da inflamação tinha um pontinho preto. Logo a inflamação passou e eu não me preocupei. Agora estou com uma dor, que vem aumentando, na mandíbula, do mesmo lado onde tive a inflamação. É provável qua seja uma cárie? O meu dente parece saudável, só existe esse único pontinho. A minha mandíbula dói mais quando eu mastigo, parece cansada. Também acho que pode ser stress que acaba causando bruxismo, pois logo que acordo doi mais. Obrigada.

      1. Sim. Ficou uma bola na frente e atrás do dente. Sangrava e também saia secreção. Higienizei bem direitinho e em alguns dias passou.

        1. Ok. De qualquer forma, sugiro que você procure um dentista pra avaliar, principalmente pra checar a possibilidade de problema periodontal.

  21. Drª tenho estalos nos ouvidos ou proximo deles e a especialista em ATM me avaliou cuidadosamente e disse que não tenho DTM, mas apenas tenho um leve deslocamento mandibular, mas que esse deslocamento todo mundo possui. Estes estalos ao engolir me enlouquecem. Tudo começou em 2008 com uma infecção na garganta tratada com antibióticos. É possivel ter um leve deslocamento sem ter DTM???
    obs: tenho bruxismo

    1. Cleverson, nem é um deslocamento propriamente dito, porque a cabeça da mandíbula não sai da articulação… é como se houvesse um “degrau” que faz a mandíbula dar um “soquinho” quando você abre e/ou fecha a boca. Estalidos por si só não indicam DTM. Eu mesma tenho estalidos desde criança, sem qualquer consequência mais séria além do incômodo com o barulho.

  22. Dra. Minha mandíbula estrala quando abro a boca e dói e quando eu fecho a boca, às vezes dói meu dente… E necessário fazer cirurgia?

    1. Não necessariamente, Diene. Depende do que está causando isso. Sugiro a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial.

  23. Boa tarde Dra, sinto muita dor na minha articulaçao do lado esquerdo, doi tudo, meu dente, meu ouvido, gostaria de saber se problemas na minha mandibula podem afetar as minhas glandulas da garganta que inflamam do lado esquerdo, porque eu sinto que doi tudo, inclusive tudo do lado esquerdo, onde tem um dente siso para nascer, minha garganta da um caroço por dentro onde doi o dente e o ouvido.

    1. Cristina, sim, a dor da articulação na mandíbula pode irradiar pra regiões próximas e causar o incômodo que você relata. Mas essa é só uma suposição, pode ser o siso também, dependendo da sua idade, ou outro dente. Sugiro que você procure um dentista pra avaliar.

  24. Olá, Dra. faz 3 dias que não consigo abrir a boca totalmente, estou com muito medo, fui dormir e acordei com a boca travada, antes de acontecer isso quando abria a boca sentia uns estalos.

    1. Sugiro a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial, Mariana. Deve haver algum desarranjo articular, um deslocamento de disco, talvez. É preciso avaliar.

  25. Oi Dra. Sinto muita dor no meu maxilar, alguma coisa latejando que dói muito abaixo do meu maxilar, as vezes até o ouvido dói , oq pode ser ?

    1. Pode ser um problema dentário (canal, por exemplo) ou gengival… depende, Antonya. É preciso procurar um dentista pra avaliar, só sabendo o que é pra sugerir algum tratamento.

  26. Dra. Há mais ou menos uma semana, fui bocejar e estralou minha mandibula no lado direito perto do ouvido. Depois de uns 3 dias começou a incomodar, agora se abro a boca devagar ela “trava em um momento” se eu forçar ela abre mais, porém quando fecho a boca os dentes do mesmo lado estão doendo. Sou muito medrosa e estou com muito medo de como vão colocar no lugar. :/ *rangia os dentes quando pequena *sempre estralou minha madibula

    1. Leticia, sua mandíbula não está fora do lugar, portanto não precisa ser colocada no lugar. A cabeça da mandíbula pode estar numa posição diferente dentro da articulação, mas ainda assim isso não é um deslocamento (luxação). Como ha dor, sugiro a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial.

  27. Olá, faz 3 meses que eu abro minha boca toda da um estralo na mandíbula do lado esquerdo, e eu não sinto dor nenhuma, oq e isso ? Isso pode sair ao longo do tempo ?

    1. Alex, é isso mesmo: um estalido. Estalidos não são um problema em si, só quando são acompanhados de dor. Sim, pode ser que esses “cliques” desapareçam com o passar do tempo.

  28. Oi Doutora, tudo bem?

    Tenho 24 anos e desde que meus dentes permanentes nasceram sofro de dores de cabeça terríveis, usei aparelho fixo por quase 5 anos e abandonei o tratamento devido a falta de tempo durante a semana e meu dentista não atender de sábado, embora meus dentes estejam menos tortos que antes (diria até que estão retos), minhas dores de cabeça foram substituídas por dores na mandíbula, na verdade em toda a minha boca! Minha boca vez ou outra fica com a abertura limitada, estala o tempo inteiro e algumas vezes esses estalos doem e dão uma sensação de deslocamento, há cerca de uma semana sinto dores do lado direito como se pegasse o maxilar e o céu da boca, tem doído inclusive quando mastigo muito.
    Sou uma pessoa estressada de maneira geral, forço os dentes durante o dia e a noite dependendo ranjo muito, acordo com frequência com uma sensação de esgotamento, como se tivesse comido muito pé de moleque, ou qualquer outra coisa muito dura que exija um esforço maior para mastigação.
    A minha dúvida é:
    Retornar ao tratamento ortodontico para alinhamento dos dentes podem reduzir esse cansaço e esforço que faço?
    Devo procurar diretamente um profissional médico buco-maxilo? Um dentista especialista em dores orofaciais? Ou vou até um cirurgião dentista e espero ele detectar a doença de fato e me encaminhar para tratamento?

    1. Andreia, com base nos seus sintomas, sugiro a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial. O bucomaxilo (que também é dentista) atua na parte cirúrgica, muitas vezes com encaminhamento do especialista em DTM. O cirurgião-dentista clínico geral vai acabar encaminhando você pra um especialista em DTM… então, assim você já vai logo ao profissional mais específico.

  29. Boa noite doutora, recentemente fiz uma extracao do ciso, ja se passaram 3 dias e eu n consigo desde o segundo abrir a boca, minha mandibula dói, nem forcando com os dedos eu consigo, sera que isso passa com o tempo? Oq devo fazer, estou super preocupado, nem a escova passa direito entre os dentes, extrai 2 de cima e um de baixo de uma vez só.
    Obrigado pelo suporte.

    1. Junior, o trismo (essa dificuldade de abrir a boca) é um sintoma comum após a extração dos sisos e ele passa, sim. Pode ficar tranquilo. Mas vai levar uns dias. Já que já se passaram 72 horas, faça compressas mornas no rosto, vai ajudar a diminuir a rigidez muscular.

  30. Boa noite Doutora, tudo bem? Desculpa ta incomodando mas gostaria que vc me tirasse algumas dúvidas ta? Gostaria de saber se DTM tem cura? De uns dias pra cá venho sofrendo com dores na nuca, e na face, bem provável que eu tenha DTM ne? Até pq tbm tem estalos, enfim tratamento da DTM dura quanto tempo? Dps do tratamento vou viver normal? Os estalos vão acabar? As dores? To sofrendo com isso, quero viver normal como antes, agradeço desde já, muito obg.

    1. Pode ser DTM sim, Joelson… mas não dá afirmar isso só com base nos seus sintomas. Geralmente no campo das DTMs fala-se em controle, não em cura… mas depende do tipo de DTM e da causa dela. Dependendo do caso, ela pode um dia regredir e desaparecer, sim. Os estalidos não tem a ver necessariamente com DTM, eu mesma tenho estalidos na articulação e não tenho DTM. Só faz um barulhinho, mas não dói e me incomoda. Sugiro a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial.

    2. Olá doutora, eu sinto muita dor no osso esquerdo da boca… e ao abrir eu não consigo bocejar direto por causa da dor do lado esquerdo… o que devo fazer… me incomoda muito.

      1. Franciele, se a dor é na região da articulação, sugiro a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial. Pode ser DTM (disfunção temporomandibular)

  31. Doutora, estou sentindo que estou tendo briquismo pela má alinhação da minha arcada dentária, estou cultivando uma DTM, tem muito problema SIM!

    1. A causa do bruxismo está no sistema nervoso central, Rosangela. Não na oclusão ou no alinhamento dos dentes. Não sei se você tem DTM… pode ser. Não tenho como afirmar isso só com base no que você me disse. Procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar.

      1. Oi Doutora, ontem comecei com uma dor do lado direito muito forte, as vezes quando como algo dói e está me incomodando um pouco ! Será por causa do aparelho? Faz 2 anos e 2 meses que estou com ele, mas ao abrir a boca dói e ao fechar tbm da impressão de que esta inchado esse lado ! É caso de retirar o aparelho ? E horrível e minha dentista só vai estar no consultório terça feira.

        1. Joice, não me parece que a causa seja o aparelho. É a aparelho fixo (com bráquetes)? Ou algum outro tipo de aparelho?

  32. Oi Dra., tenho uma pergunta, ja faz 8 dias q acordei com a boca travada, não consigo abrir por completo, consigo conversar, comer normal, mas quando tenho q mastigar algo mais duro ou ate mesmo c for um pao sinto dores, uso aparelho ha 3 meses, procurei minha dentista ela me passou na segunda feira o ibuprofen, tomei por 3 dias, mas nao estava fazendo efeito nenhum, ai voltei na dentista e ja estava sentindo muito mal estar, dores na boca do estômago, ai ela me passou um antibiótico e ja faz 3 dias q estou no antibiótico e não consigo abrir a boca, o q vc pode me dizer sobre isso ? Lembrando q muitas vezes eu acordo fazendo muita pressão nos meus dentes, obrigada.

    1. Aline, pra quê antibiótico? Foi detectada a causa dessa restrição de abertura bucal? Tem algum dente envolvido nisso (cárie, canal) ou a dor é só na articulação?

  33. Boa tarde, Dra!
    Faz um tempinho que sinto minha mandibula estalar ao abrir e fechar a boca, as vezes sinto ela cansada e doi ao mastigar, as vezes até quando estou com a boca fechada eu sinto ela estalando. Percebi uma diferença no meu rosto, tipo o meu queixo está mais pontudo, meus dentes desalinhados. O meu dente siso inferior começou a nascer quando eu tinha 17 anos, hoje estou com 20, o do lado direito já está bem pra fora, mas o do lado esquerdo ainda está meio coberto e doi, acredito que ele esteja empurrando os meus dentes, pq estão se desalinhando.

    1. Dayza, estalidos na articulação não são necessariamente um problema. Muita gente os tem, eu inclusive. Já dor ao mastigar pode ser sinal de DTM, e aí aconselho a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial. Quanto ao siso, ele não está empurrando seus dentes, mas sua mandíbula que está na fase de crescimento terminal (o que explica, inclusive, seu “queixo pontudo”), e isso pode apinhar os dentes inferiores anteriores.

  34. Bom dia doutora, eu acho que o meu dentista não deu o maximo da minha arcada do lado direito, e acabou que os dentes parece que não ficaram na posição de conforto, pois sinto eles moles e estralando, e estou tendo desvios mandibulares.

  35. Parabéns pela paciência em responder as perguntas, Dra. Ana. Hoje fiquei muito tempo com boca aberta durante procedimento no dentista (fiz duas restaurações, limpeza e remoção de tártaro). Não se foi por isso, mas fiquei com dor de ouvido no fim do dia. Será que tem relação, Dra.? Desde já agradeço!

    1. Obrigada, Silvia. Pode ter relação, sim. Mas não se preocupe, via de regra esse incômodo é passageiro e se resolve espontaneamente.

  36. Boa tarde, Dra. tenho o maxilar classe 3, tenho sentindo muitas dores de cabeça e dor perto do ouvido esquerdo ao abrir a boca, ate para mastigar, esta incomodando, isso pode ser DTM?

  37. Exato doutora Ana, no lado de trabalho esta batendo canino com canino, até os incisivos laterais com laterais, depois do desgaste começou bater até os do lados de balanceio canino com canino e os incisivos, está correto? Estou com guia de protrusão em lateralidade!

    1. Correto não é. Há situação ideal é a que mencionei. Mas é difícil opinar sem ter examinado você, existem situações bem particulares. Nem sempre o ideal é possível. Converse com o seu dentista.

  38. Boa noite, terminei meu tratamento ortodontico e estou usando uma contenção inferior e superior, e as contenções invisiveis pós tratamento quando chegam no 2 molar inferior e superior não encapam o dente inteiro, chegam até só a metade do dente, não vai ter o resultado que teria se estivesse o dente todo encapado?!?! obgda

    1. Sem problema, Rosangela. A maioria dos tratamentos ortodônticos nem envolve o segundo molar. A contenção, se bem ajustada (e não tenho razão pra achar que não esteja bem ajustada) vai cumprir seu propósito, sim.

  39. Sim, ele diz que minha dtm é parafuncional em relação ao bruxismo, e desgastou meus dentes para melhorar a dtm um pouco pq estava com muita discrepância dentária (isso ajuda a piorar a dtm, espasmos musculares na hora do bruxismo, certo?), e agora estou vendo de por uma placa estabilizadora! Eu tenho que ter estabilizada minha atm para usar essa placa ou a placa vai fazer isso? Obrigado.

    1. Victor, a relação entre questões oclusais e DTM não é assim direta… uma coisa não tem a ver com a outra necessariamente. Dizer que fazer um ajuste oclusal vai tratar DTM é um exagero, não é bem assim. A placa é uma proteção pra que os dentes não sofram mais desgaste pelo bruxismo.

  40. Olá dra., tem três dias que estou com a abertura da minha mandibula diminuida, sinto como se algo estivesse travando a abertura ou como se o músculo estivesse tensionado impedindo a abertura total, já havia sentido isso em dois casos, mas retornava no mesmo dia sem eu fazer nada e é sempre quando acordo. Não tenho bruxismo, pelo menos não que eu saiba. Estou preocupada e pensando em ir a uma emergência. O que a senhora sugere eu fazer?? Tem algo que eu possa fazer em casa para reverter??? E o que pode estar acontecendo comigo??

    1. Adriana, é preciso identificar a causa disso pra sugerir um tratamento. Pode ser uma rigidez muscular, pode ser um deslocamento de disco articular… depende. Sugiro a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial.

  41. Boa noite, Dra. Ana! Tudo bom? Há dois meses fiz uma cirurgia de enxerto no maxilar na região dos dentes anteriores, sendo que ha um ano atrás tinha feito no dente do lado… Depois do procedimento, comecei a escutar zumbidos no ouvido esquerdo, que foram intensificando e se tornando insuportáveis, acarretando também em dor. Procurei um otorrino, mas o mesmo ainda não identificou o que possa ser. Hoje sinto dores na articulação próxima a orelha esquerda, pode ter alguma relação com o distúrbio apresentado por você acima?

    Att,

  42. Doutora, sou eu de novo! Fui avaliado com DTM ja, eu não acho que eu tenho! Comecei com outro ortodontista mas n estou combatendo a causa do meu bruxismo, qual poderia ser? Mal posicao dentaria não fixada na base óssea, apnéia do sono, oclusão?

    1. A causa do bruxismo do sono está no sistema nervoso central, não em problemas oclusais. Já em vigília tem a questão do estresse, fatores psicológicos, etc.. Você foi diagnosticado por quem? Especialista?

  43. Olá doutora, fiz um tratamento ortodontico e estou com lateralidade, fui desgastar meus dentes no meu odontologista e ele fez uns desgastes pós tratamento ortodontico, o meu guia como lateralidade estava guia canino e incisivo lateral, agora depois do desgaste do outro lado esta com guia canino e incisivo lateral tambem, esta uma oclusão de protrusão em lateralidade, faz sentido? Estou sentindo que está apinhando do meu lado de não trabalho e estou perdendo resultados!

    1. Thiago, como assim “oclusão de protrusão em lateralidade”. Protrusão é uma coisa (desoclusão levando o queixo pra frente) e lateralidade é outra (desoclusão levando o queixo para o lado). Na desoclusão em lateralidade, no lado de trabalho geralmente se tocam os 2 caninos (guia dos caninos), caninos + prés ou caninos + prés + molares. O ajuste oclusal tem o objetivo de distribuir os contatos dentários e promover estabilidade entre os arcos. O apinhamento que você relata no lado de balanço não tem a ver, necessariamente, com a forma que você desoclui no lado de trabalho.

  44. Boa noite Dra, tenho uma dúvida: Há algum tempo venho sentindo caimbras na nuca quando dou risada (levanta um nó dos dois lados), sinto dor do lado direito da mandíbula que vai atrás da nuca, desce pelo ombro direito e vai até o dedos. Será que um nervo inflamado pode ocasionar todos esses sintoma? Detalhe: quando dou por mim estou pressionando a mandíbula de forma involuntária.

    1. Pâmela, até pode. Mas estamos apenas “achando”, é necessário um diagnóstico preciso. Sugiro a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial.

  45. Doutora, minha história é o seguinte: eu estava em uma clinica de ortodontia e nessa foi realizado um tratamento por aparelho fixo, arrumou a má oclusão do lado esquerdo, mas do lado direito houve um anteparo, e o dente não esta na posição de conforto e fica estalando qd relo com a bochecha, lingua… arranquei o meu aparelho e estava usando uma placa invisivel que disseram q faz pequenos movimentos, e durante todo o tratamento tive problemas com meu ortodontista por estabilidade, discrepancias dentarias, pq não desgastou certo! E com essa placa invisivel acabou quebrando minha plaquinha com o bruxismo do lado direito, busquei outro ortodontista (perdi a confiança do primeiro) e relatei o que descobri antes do tratamento ortodontico, que eu estava com DTM, deflexões mandibulares que nunca foram relatadas, estudei para descobrir! Agora no meu segundo ortodontista eu contei minha história e o tratamento do aparelho invisivel com pequenos movimentos que o outro ortodontista tinha proposto não foi efetuado, esse segundo ortodontista quer colocar uma placa oclusal com uma contenção, se não der certo uma placa estabilizadora… o caso não seria colocar uma placa miorrelaxante (oclusal) junto com um aparelho invisivel para terminar essa lateralidade que não foi terminada? Tanto q qd eu relo nos dentes do lado direito inferior com a lingua a bochecha estrala e minha mandibula vai para posição natural! Essa suposta hipertrofia no masseter (deflexões) da DTM, não pode ser na verdade um mal posicionamento dentário?? E no caso não deveria usar uma placa miorrelaxante com um aparelho invisivel?

    1. Victor, não tenho como opinar sem examinar você. Parte do que você diz faz algum sentido, parte não. Seu caso não me parece ser assim tão simples pra se tirar conclusões com base só em teoria. Se você tem (ou acha que tem) DTM, sugiro a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial. DTM não tem relação direta com problemas oclusais. Um diagnóstico preciso é o primeiro passo pra se sugerir um tratamento.

    1. Não dá pra afirmar isso apenas com base no seu relato. Pode ter a ver, mas pode ter a ver com uma série de outras causas. Procure um dentista pra avaliar.

  46. Dra. Ana bom dia, queria que a Sra. tirasse uma duvida, ultimamente minha mandibula tem estalado muito, mas agora tenho dores constantemente e tbm nao tenho dificuldade de abrir a minha boca.

    1. Estalidos não são um problema em si, Rafaela. Mas, se há dor, sugiro a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial. Pode ser DTM.

  47. Boa noite Dra., eu venho sentindo uma dor aguda em meu ouvido e escuto estalos quando abro a boca e dor aguda quando como qualquer alimento, o que sera ??

  48. Olá Dra.
    Tenho 46 anos e desde a minha adolescência meu maxilar estala. Li aqui na sua página que isso não é exatamente um problema, e não o foi durante todos esses anos. Mas de umas semanas pra cá tenho sentido ele mais duro, não chega a doer, mas incomoda. Não parece inchado ou algo assim, mas tenho encontrado dificuldade pra mastigar, e o curioso é que quando eu sinto que ele está meio “endurecido’ ele não estala. Parece que está meio anestesiado, não sei explicar melhor… Quando forço a mastigação do lado direito, ás vezes sinto uma pontada de dor muito perto do ouvido. Nunca extraí meus sisos (são todos inclusos) e nem usei aparelho (meus dentes são tortos, não sei se isso tem a ver). Outra dúvida que tenho é se realmente é necessário a remoção de todos os sisos. Muito obrigada pela atenção

  49. Boa noite, Dra. Ana. Por gentileza, tire-me uma dúvida: em janeiro desse ano eu comecei a apresentar dores horríveis do lado esquerdo da boca. As dores sao passageiras, duravam cerca de 1 semana, e apareciam em espaços de 2 a 3 meses de tempo. Pois bem, quando foi agora ela apareceu novamente e eu nao sei mais qual medico ou dentista recorrer. Fui em dois dentistas e ambos falaram que nada justificaria essa dor, pois meus dentes estavam em bom estado. Fui ao neuro e a ressonância nao acusou nada. A dor aumentou e se espalhou para o ouvido e cabeça. Ela se localiza na direçao de um dente, na arcaria dentaria superior, e na arcaria inferior, metade do queixo seguido em direçao ao ouvido. Quando eu era mais nova sempre ouvia esse estalo. Pois entao, pode ser esse problema no qual a senhora descreve? Grata pela ajuda.

  50. Ola Dra. Eu sinto muita dor na mandibula, ambos os lados, a dentista falou que era DTM então ela fez uma placa de acrílico para eu dormir, no começo a placa funcionava, as dores sumiram, mas agora msm usando a placa eu sinto dor e as dores as vezes vão ate o queixo, meu queixo fica doendo muito, queria saber se é normal a dor da mandibula se estender ate o queixo ou a dor no queixo pode ser de outro problema.

    1. A dor da DTM pode se estender até o queixo sim, Daniel. Sua dentista é especialista em DTM? Se não for, seria legal a avaliação de um.

  51. Ola Drª Ana, Boa Noite!

    Há 20 dias atrás fiz um implante (pino titânio) para supostamente daqui a 4 meses colocar a coroa de porcelana, segundo a Dentista. O dente é o último molar e “rachou” ao meio. Deu muito trabalho para tira-lo, senti que ela fez uma força extrema, mas conseguiu. Da mesma forma foi para colocar o pino, percebi o uso de bastante pressão. Enfim; tomei as medicações receitadas, Amoxilina 500mg por sete dias e Cimelide uma cx. + novalgina se dor.
    Tive dores durante 8 dias, mas tive uma boa cicatrização, só que agora sinto uma pressão no maxilar do lado onde foi implantado o pino, não sei nem como descrever, é como se tivesse expandindo o local (o osso), e fico as vz pressionando (travando) os dentes. É uma sensação horrível, incomoda muito… o que pode ser? Por favor me ajude, OBRIGADO.

    1. Flavio, provavelmente essa sensação é uma consequência do edema (inchaço) e do processo inflamatório, algo até certo ponto esperado nessa situação, ainda mais sendo a cirurgia relativamente recente. Ou seja, não dá pra afirmar, pelo seu relato, que haja alguma alteração além dos sintomas pós-operatórios, mesmo. Converse com o seu dentista.

  52. Olá doutora,
    Faz quatro dias que o lado esquerdo do meu rosto está inchado ( não é caxumba), suspeito que seja algo a ver com a mandíbula, é um pequeno inchaço ao lado da orelha, só dói quando toco… ah antes de inchar tinha sentido uma pequena dor no local ao tocar… o que pode ser?

    1. Martins, pode ser um problema dentário ou articular, mais provavelmente. Mas não dá pra afirmar nada só com base no seu relato. Procure um dentista pra avaliar.

  53. Bom dia, ha mais ou menos 2 dias senti minha mandíbula estranha e quando abro ou fecho ou mastigo minha mandibula no lado direito faz barulhos e raspa como se tivesse com areia dentro. E agora começou a doer. Não sofri nenhuma queda nem forcei a mandibula. Gostaria de saber se pode ser DTM e se e possivel em tao pouco tempo mudar drasticamente assim.

    1. Se há dor, pode ser DTM sim, Ricardo. Se continuar doendo nos próximos dias, procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar.

  54. Olá.

    Dra. tenho deslocamento com redução de disco articular da ATM ha dois anos. O tratamento com dispositivo intra oral (placa) acabou com todos meu sintomas de dores de cabeça. Mas tenho um problema que ficou… são as dores de ouvido 24 horas por dia que chegaram a ser insuportáveis. Hoje permanecem o tempo todo apesar de ter regredido a intensidade da dor.
    Será que vou ter que viver para sempre com essa dor? Poderia estar associada essa dor com problemas na cervical já que tenho algumas dores?

    1. Robso, até pode ter a ver. Mas sugiro primeiramente uma avaliação com um otorrinolaringologista, pra ver se o problema não é nos ouvidos, em si.

    2. Doutora, sinto estalos ao engolir e estou com uma dor no lado direito, só doi quando entorto a boca p o lado direito, o que pode ser? Tenho bruxismo.

      1. Kelma, pode ser pelo esforço muscular do bruxismo, por exemplo. Se continuar incomodando, procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar a possibilidade de DTM.

  55. Ola doutora, há dez dias atras comecei a sentir uma forte dor no antepenultimo dente na parte de baixo do lado esquerdo, ha dois anos atras fiz um canal nesse dente, quando a dor começou era so o dente, parecia que estava sensivel, porque ao tomar agua caia no dente e doia, comecei a tomar alguns remedios e depois fui ao dentista, ele tirou uma radiografia e disse que o canal nao tinha nada, so que agora toda noite sinto uma dor forte nesse dente, na mandibula e perto do ouvido esquerdo, nao consigo nem dormir.

    1. Silva, é preciso avaliar com bastante critério. Talvez a dor nem seja nesse dente, mas num dente próximo, por exemplo, irradiando pra esse. Ou há uma nova infecção. Ou a dor nem tem origem dentária. É preciso investigar.

  56. Boa noite Doutora,
    Pode me ajudar?
    Há cerca de um ano sofri uma queda de bicicleta e bati com o rosto no chão, até pouco tempo depois da queda não sentia fortes dores, apenas inchaço no lado direito do rosto.
    A partir do acidente minha mandíbula começou a estalar e eventualmente sinto uma dor forte no ouvido direito e na ponta do maxilar do lado direito também.
    Posso ter quebrado alguma parte do osso? Devo procurar qual tipo de especialista?
    Obrigado!

    1. Bruno, se houvesse fratura haveria muita dor, provavelmente. Então, o mais provável é algum desarranjo articular. Sugiro que você procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar.

  57. Dra. Ana, levei um soco na regiao da face onde fica a articulaçao. nao consigo abrir a boca toda q sinto muita dor e n consigo escovar a lingua nem os dentes superiores do lado direito. O q vc me orienta? Abraço.

    1. Rafael, provavelmente a batida causou um processo inflamatório e edema (inchaço) na região da articulação, por isso a dificuldade de abrir a boca. Em princípio isso deve se resolver até espontaneamente, em alguns dias. Se isso não acontecer, procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar.

  58. Olá Doutora, me dê uma luz por favor.
    Eu uma certa vez acordei e fui escovar os dentes e quando abri a boca pra lavar, senti uma dor muito, mas muito forte na mandibula esquerda, e até achei estranho. E com o passar do dia, essa dor sumiu, desapareceu, então com o passar do tempo essa dor começou na mandibula direita, e essa dor esta até então (10 dias com essa dor). Uma coisa interessante é que eu sempre tive a mandibula direita meio “deslocada”, ela estala muito, mas isso nunca foi um problema, nunca senti dor. Agora quando eu vou comer, abrir a boca, sempre dói muito, e quando eu abro muito a boca ela estala e faz um barulho como se tivesse quebrando os ossos da boca. O que pode ser? Estou preocupado.

  59. Olá bom dia doutora, ja alguns dias comendo alguma coisa dei um mau jeito na minha mandíbula do lado direito, bem perto do ouvido, e depois disso dói demais ao abrir a boca e ao mastigar, posso tomar q remédio, o q pode ser?

    1. Silvana, pode ser só um “mau jeito”, mesmo. Você pode tomar um analgésico, mas não dá pra garantir que isso vai resolver. Aguarde mais alguns dias, se continuar assim, procure um dentista pra avaliar.

  60. Ola, gostaria de relatar que notei a noite, mastiguei algo e nisso senti um um desconforto na boca e depois quase não consigo mastigar pq é muito doloroso, e nisso conmeçou a doer meu pescoço, e quando choro para de doer, mas se tento mastigar algo doi de novo, o que pode ser???

  61. Ola boa noite, tive um acidente ha seis anos e fraturei o maxilar superior de um lado da face, fiz a cirurgia, dai entao minha mandibula estala e sinto cansaço facial, dores de cabeça… quando estou no escuro e vou direto pro claro sinto dores… sera q é DTM?

  62. Olá Dra.
    Tinha uma obturação no penúltimo dente na parte superior esquerda e essa obturação caiu, só que não fui no dentista colocar outra no lugar, e com isso passaram os anos e esse dente apodreceu e quebrou, ficaram cacos dentro da gengiva, e mesmo assim continuei com medo de ir no dentista, só que dentro de umas 3 semanas venho sentindo dores na mandíbula próximo ao ouvido, é ruim pra abrir a boca, pra mastigar algo, e dói até ao pressionar no ouvido. Gostaria de saber se posso tomar algum remédio… o que fazer?

    1. Pode, Felipe. Mas isso não resolve o problema. Você precisa procurar um dentista pra tratar de acordo, afinal de contas, desse jeito, você está mantendo um foco de infecção no seu organismo, o que é uma péssima ideia. Compreendo o seu medo, mas você precisa de ajuda profissional. Vá ao dentista o quanto antes.

  63. Olá Dra., eu uso placa para bruxismo há aproximadamente 6 meses, não tenho certeza se é devido ao ranger dos dentes ou por causa da arcada superior fazer muita pressão sobre a inferior, principalmente dormindo, mas a dentista disse que por meu caso ser extremo usasse a placa para não piorar mais. Pois bem, comecei a sentir um desconforto leve do lado direito ao engolir, não é toda hora, e procurando descobrir de onde vinha esse desconforto notei que ao apalpar na região logo abaixo do ouvido e fazendo movimentos de abrir e fechar a boca e ao engolir senti uma dorzinha nesse local, e fazendo uma leve pressão nessa região ao engolir não sente o desconforto. Isso pode ser DTM?

    Desde já muito obrigado.

  64. Boa tarde, ha tempos venho pesquisando sobre estalos que sinto na mandibula e pescoço, qdo giro faz um barulho parecido com areia, e não é sempre mas qdo ataca sinto muita dor de cabeça, no pescoço e vertigem, mascava muito chiclete qdo mais nova, pode ter desgastado a mandibula? Pode ser DTM? Já me tratei com neuro muito tempo, fiz exames, tomografias, ressonância, e foi diagnosticada como labirintite, mas não estou satisfeita com esse diagnóstico, até porque continuo com os mesmos sintomas, por gentileza a senhora acha que tem relaçao com o que escreveu? Qual profissional devo procurar? Obrigada.

    1. Cristina, se há dor associada, pode ser DTM, sim. Sugiro a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial.

  65. Olá Doutora! No dia 1 de agosto eu extrai o siso do lado direito e na cirurgia fiquei muito tempo com a boca aberta e o dentista teve dificuldades para tirar o dente e ele fez muita força, e ficava pedindo pra eu levantar o queixo… Bem, no dia 4 comecei a sentir uma dor muito forte na mandíbula, dói pra falar, mastigar, dormir de lado. Acabou o ibuprofeno e agora estou tomando só o amoxicilina. Estou preocupada! Espero que não seja nada grave como uma fratura… Qual remédio tomar pra aliviar a dor? Relaxante muscular, analgésico ou anti-inflamatório? E o que deve ser a causa dessa dor na mandíbula?? Sou professora e amanhã volto ao trabalho. obrigada pela sua atenção!! 🙂

    1. Jhenifer, a causa da dor, em princípio, é a cirurgia em si. Dor pós-operatória, afinal, a extração ainda é bem recente. Você precisa de um analgésico. Converse com o seu dentista pra ele prescrever um.

  66. Dra. Bom dia !
    Há uma semana sinto dores ao abrir e fechar a boca. Lendo esse artigo, a dor poder ser de stress. Tem algum exercício q pode aliviar essa dor?
    Parece q a articulação está inrijecida. Esta me causando muito desconforto.

    1. Ivânia, antes de qualquer sugestão de tratamento, é preciso um diagnóstico preciso. Se não a gente fica achando que é do estresse e supondo que algum exercício de fisioterapia vai resolver. Procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar.

  67. Olá. Doutora, tenho uma dor no maxilar na parte do ouvido, que não posso tocar porque a dor é muito forte. Muitas vezes não consigo abrir muito a boca e nem movimentar a cabeça para os lados. Faz uns 5 anos que sinto essa dor e ate agora nem um especialista soube me dizer o que é. A dor é muito forte e sempre do lado esquerdo. Aguardo retorno. Obrigada.

  68. Fiz extração dos 4 sisos faz 10 dias. Estou sentindo dor no maxilar, uma pressão, como se meu maxilar tivesse pesado, e piora ao longo do dia conforme eu vou falando. Meu dentista disse que isso é por eu ter ficado bastante tempo com a boca aberta na cirurgia e que vai passar. Mas já faz 10 dias desde a cirurgia. É normal ocorrer isso?

  69. Boa tarde Doutora Ana,

    Faz 1 semana e meia que estou com dor do lado esquerdo, na mandíbula, dói quando mexo pro lado direito e de manhã dói quando acordo.

  70. DOUTORA, ha muito tempo venho tendo um problema, quando tenho que forçar ao abrir a boca meus ouvidos estralam e doí muito, o que pode ser?

    1. Valter, parece algum problema na articulação… um deslocamento de disco articular, por exemplo. Sugiro a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial.

      1. Doutora, meu maxilar direito fica estalando as vezes quando vou abrir a boca, ou quando mastigo. E as vezes trava e da o estalo, mas não dói. Pode ser DTM ???? O que eu faço pra isso parar? Não quero passar por nenhuma cirurgia.

        1. Karen, se não há dor, não é DTM. Estalidos são comuns. Quanto ao travamento, seria bom avaliar com um especialista em DTM.

  71. Eu levei um soco na cara há um tempo, e minha mãe me levou pra bater um raio x. Acontece que não deu nada no raio x, mas eu sinto dores de vez em quando e minha mandibula estala quando mastigo e fica a sensação de algo estilhaçando, sabe? Gostaria de saber o que fazer. Minha mãe diz que é coisa da minha cabeça.

    1. Gabrielly, provavelmente é alguma coisa na articulação da mandíbula… o soco pode ter causado algum dano articular. Os estalidos não são um problema em si, mas se há dor, sugiro a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra ver se está tudo ok.

  72. Olá Doutora, recentemente eu iniciei um tratamento de canal no ultimo dente de cima do lado esquerdo, 2 dias depois comecei a sentir uma dor intensa no maxilar, uma dor como se fosse bem no osso, uma dor que sai do ouvido e vem até o queixo, liguei pro meu dentista e ele me passou anti-inflamatorio e analgesico, mas mesmo assim não resolveu, depois fui até o consultorio e ele mexeu no dente novamente e ai a dor diminuiu, mas de vez em quando vem a mesma dor de repente, dura uns 2 minutos e depois vai embora, passa mais um tempo sem doer depois volta a mesma dor, e a dor fica nesse vai e vem, o que pode ser?

  73. Tenho 47 anos, tirei meu último dente de tras agora, tenho poucos dentes para mastigar, desconfio que o dentista está fazendo pressão para eu fazer implantes por te arrancado meu dente de tras, agora fico sentindo dor na mandíbula, tipo cansada, pois não tem onde apoiar.

  74. Olá, estou com 3 dentes do siso nascendo de uma vez. Um deles está inflamado. No momento estou sem convênio e impossibilitada de ir ao dentista. Estou tomando o Nimesulida de 12 em 12 horas, passo o dia com um pequeno incômodo, mas ao deitar, sinto dores, por mais que não deite do lado do dente que está inflamado. Ao acordar, sinto dores fortes e o inchaço está maior. Isso faz uma semana,o que posso fazer para desinflamar?

    1. Ir ao dentista, Nayara. Compreendo a questão financeira, mas é preciso identificar a causa do problema o mais rápido possível. Se for necessidade de canal, por exemplo, você procura um dentista particular, abre o dente e faz um curativo endodôntico (coloca um remédio dentro do dente). Aí, quando seu convênio estiver ok, você trata o canal. Apenas não demore entre uma coisa e outra.

  75. Olá, minha mandibula estala quando mexo para os lados, sinto uma dor na junta da mandibula em alguns momentos, quando abro muito a boca, além de muitas dores de cabeça, pode ser DTM?
    Obrigado.

  76. Ola boa tarde, estou tendo dores no maxilar esquerdo quando eu abro mt a boca, e como faz menos d 1 ano q eu tirei o aparelho e to usando pouco a contenção, e to suspeitando que seja isso, o que pode ser ?!?

    1. Douglas, não acho que essa seja a causa. Se continuar incomodando, procure um dentista especialista e, DTM e Dor Orofacial pra avaliar.

  77. Olá Dra, eu uso placa há aproximadamente 6 anos, desde que fui diagnosticada com DTM. Só que eu costumava ir ao dentista especializado pelo menos 1 vez a cada 2 meses, para fazer o ajuste. Só que no início de maio deste ano eu vim para os Estados Unidos, e pretendo ficar aqui até o final de agosto. Antes de vir, meu dentista me aconselhou a fazer massagens e exercícios durante esse período, até eu retornar ao Brasil e continuar a fazer os ajustes. Eu fiz e continuo fazendo as massagens, os exercícios, compressas e tomando relaxantes musculares, mas as minhas dores não passam. Na verdade, as dores de cabeça e na mandíbula estão cada vez mais fortes, afetando meu humor, minha alimentação e minha vontade de fazer qualquer coisa. E parece que os exercícios acabam causando mais dor. Eu gostaria de saber se existe algo que eu possa fazer ou algum remédio específico que eu possa tomar pra aliviar um pouco a dor (eu sei que o ideal seria ir ao dentista, mas os que encontrei eram muito caros e não eram especializados, e não sei mais o que fazer).

    1. Vania, você já tem feito todo o possível: medicação, fisioterapia, compressas… difícil sugerir alguma ação a mais. Ainda, é preciso ter em mente o tipo de DTM que você tem, porque isso faz toda a diferença na hora de sugerir um tratamento.

  78. Olá Dra!
    Então, minha mordida é aberta (CHUPEI DEDO ATE MEUS 9 ANOS), sempre estala quando mastigo ou abro a boca, fui ao dentista um dia desses pra fazer orçamento e ele disse que tenho que posicionar minha lingua. Esses dias comecei a sentir dores no meu maxilar e nos meus dentes na parte direita do meu rosto, mas não disse nada pro dentista sobre isso. Queria saber o que pode ser essas dores e se tem alguma coisa a ver com o posicionamento da lingua.

    1. Amanda, não me parece que o posicionamento da língua tenha a ver com esses estalidos… me parece mais algo de origem articular. O ideal é procurar um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar.

  79. Dra. Quando eu mastigo sinto uma leve dor na minha mandíbula, no osso perto do ouvido, do lado direito, ou até mesmo quando faço pequenos movimentos com com o maxilar dói, o que pode ser ?

  80. Bom, na época do dente de siso, havia aqueles problemas normais de mastigação que incomodavam, agora já esta quase crescido e vai tudo ao normal, certa noite na mesma época de tempo (dente de siso) acordei com estalos no lado esquerdo da boca, um estalo suave, não tem dor, mastigo sem incomodo, não atrapalha em minha vida, isso foi questão de costume, só me preocupo se minha boca trava ou algo parecido… Por favor me diga que eu posso viver normalmente com isso, não quero fazer cirurgia, eu não abro muito a boca no sentido totalmente aberta, já faz 2 ou 3 anos que tenho isso, obrigado pela atenção !

  81. Boa tarde, doutora!
    Fiz um tratamento de canal e vou colocar o bloco no dia 20/06/16. O problema é que agora não consigo abrir muito a boca sem sentir dor na articulação. Dói até quando bocejo ou escovo a língua. Isso é normal? O dente que fiz o canal foi o último do lado esquerdo (não tenho siso pois já os retirei).
    Muito grata.
    Fatima

    1. Fatima, como a tratamento de canal é recente e foi feito num dente do fundo, o incômodo provavelmente se deve ao fato de você ter ficado muito tempo com a boca aberta no tratamento. Via de regra, é problema passageiro que se resolve até de forma espontânea.

  82. Olá Doutora, tenho 17 anos e desde pequeno tenho estalidos na mandíbula, o que para mim já é normal, só que de três semanas para cá estou sentido uma dor na articulação ao mover a mandíbula para o lado direito. Quando abro a boca e pressiono o local por fora sinto uma leve dor. Mais ou menos um ano e meio atrás fui em um dentista, pois teria que por aparelho, e ele me pediu para fazer uns exames do local, no resultado apareceu que eu estaria com um suposto desgaste na região. Acabei por não colocar o aparelho com ele e sim com uma dentista conhecida pela família, ela disse que este suposto desgaste não era nada. Atualmente estou usando aparelho ortodôntico e para dormir uso um externo, para fazer a rotação da mandíbula. O que pode ser esta dor? Ficar forçando estes estalos na mandíbula pode me criar algum problema como o desgaste?

    1. Pode ser só um incômodo passageiro, Guilherme… ainda mais se você usa um aparelho extrabucal pra dormir. Se continuar assim, procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar. O ideal é não ficar provocando os estalidos, mas eu também tenho e sei como é difícil. 😉

  83. Oi, Dra.

    Nos últimos dois dias venho sentindo uma dor forte na mandíbula quando abro a boca, do lado direito apenas. Mas além disso, percebi que o gânglio linfático está inchado, na verdade sempre tive essa “bolinha” no pescoço, mas noto que ela aumenta e dói quando estou resfriada ou com dor de garganta. É normal? O que poderia ser essa dor ao abrir a boca?

    1. Mayara, gânglio infartado é sinal de que seu sistema imune está trabalhando pra defender você de alguma infecção (não necessariamente que você tem uma infecção, você pode não tê-la justamente porque seu sistema imune a “barrou”). A dor na mandíbula, em princípio, não tem nada a ver com isso. Se continuar doendo nos próximos dias, procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar.

  84. Minha mandibula fica estralando, tem vezes que fico com um desconforto, dores abaixo do pescoço e com muita enxaqueca. O que pode ser?

    1. Rakely, depende. Esses sintomas podem ou não ter a ver com um problema articular. Procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar.

  85. Boa noite dra.
    Ja ha alguns dias venho sentindo um desconforto na frente do pescoço lado esquerdo, não acho que são as glandulas, pois quando aperto não sinto dor, mas doi quando estico a lingua como se fosse um nervo ou um musculo do pescoço embaixo do queixo e meu ouvido do mesmo lado fica como se estivesse com ar.
    O que pode ser? E qual medico procurar?

    Obrigada.

  86. Olá, Dra!
    Há duas semanas estava ao telefone e senti um estalo considerável na mandíbula do lado esquerdo. Após esse estalo, fiquei sentindo uma dor como se estivesse apenas com o local “magoado”. Os dias foram passando e a dor sumiu. Pensei ter sido um estalo “comum” que tenho de vez em quando.
    Porém, há uns 3 dias, o incômodo voltou. Com ele, surgiu uma dor tb. Não estou conseguindo abrir a boca direito para comer, bocejar e até falar ou rir.
    Isso pode ser algum sintoma de DTM?

    Aproveito para elogiar o conteúdo esclarecedor desse post.

    1. Obrigada, Lucas. 🙂

      Pode. Se continuar assim nos próximos dias, procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar.

  87. Bom dia, Dra! Hoje durante o almoço começou uma dor muito forte na minha mandíbula, perto do ouvido, do lado esquerdo. Já não é a primeira vez. Parece que o osso se desloca, pois quando eu aplico alguma pressão ele se mexe e a dor passa… Acha que posso ter DTM? Sempre que mastigo pastilhas os músculos em redor da mandíbula ficam doloridos. Neste momento não consigo fazer força com os dentes de cima contra os de baixo… É muito doloroso.

  88. Olá doutora, boa noite! Faz algum tempo que tenho inflamação na garganta auxiliada por aftas, uso pomada para combater, mas sempre vem, ha alguns dias precisei tomar anti-inflamatorios, melhorei mas já há 3 dias que meu maxilar doi e o ouvido, e sinto dores também em alguns dentes do lado direito, ai vem a dor de cabeça, sera que a senhora pode me ajudar? Desde ja agradeço!

      1. Oi, eu tenho 16 anos e faz um tempo que estava dando estalos no meu maxilar ao abrir a boca, eu achava que era normal, mas hoje quando acordei mal podia abrir a boca para escovar os dentes ou para comer porque não consigo abrir totalmente a boca e doi, o que pode ser?

        1. Gabrieli, talvez apenas um incômodo passageiro. Se permanecer assim nos próximos dias, procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar.

  89. Dra. Tenho DTM, no meu caso tenho um desgaste, então aprendi a conviver e não piorar o quadro. Usei um aparelho durante o dia e uma placa para noite além de fisioterapias. Porém, agora, 1 ano depois do termino do tratamento, essa semana minha mandíbula esta dolorida e desde durante o tratamento sinto dores de ouvido que pioram durante a noite. O que pode ser?

    1. Desgaste onde, Jéssica? Na articulação ou desgaste dentário? Faz 1 ano que você não usa a placa, é isso que você quer dizer com “tratamento”?

  90. Descobri que tenho degeneração na articulação temporomandibular através de ressonancia magnetica, sinto dor desde a infancia quando descobri o problema em 1977, e meu médico achou que já nasci com este desgaste, sinto dores quase que diarias, tomo analgesicos, relaxantes musculares e anti-inflamatorios, pois alem da dor de cabeça, sinto dor na mandibula, zumbido no ouvido, tontura etc. Gostaria de saber qual o grau de possibilidade de isso virar cancer, tomar analgesicos demais me assustam, mas não aguento as dores. Hoje 2016 tenho 50 anos. Há uns dois anos, estou tratando um problema talvez causado por esta medicação, esofagite, hernia de hiato, gastrite moderada.

    1. Francisca, nenhuma possibilidade. Câncer e DTM são problemas totalmente diferentes. Você já procurou um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar?

  91. Olá, Dra. Ana, sou Darliene e ja tem uns anos que sinto os sintomas da ATM, mas até então eram sintomas fracos e não tao frequentes, mas de um ano pra cá as dores aumentaram, dores muito fortes de cabeça e ouvido, zumbido, e sou um pouco moca, ja esta é uma forma que os remédios não passam mais as dores e junto vem as dores e incômodos maxilares que pela manhã parece que passei a noite num churrasco comendo carne, é aquele cansaço com dor que vai ao ouvido até o lado da testa, dores insuportáveis, sinto choques no maxilar que vai ao ouvido e fico uns minutos como se o ouvido estivesse tampado, dores na nuca, pescoço, como se minha pressão fosse alta, e cada dia so pioram as dores, so alivia quando eu tomo Tylex, mas depois volta, as vezes quando estou comendo vem dores nos dentes de trás uso remedio de ouvido mas não estar mas resolvendo ,as dores de cabeça são tão fortes que fico irritada ,com a vista turva fico com vontade de sair correndo de tanta dor, ja esta tao insuportável que ao bocejar dá aquela dor fina no maxilar e aquele eco no ouvido que o tampa por uns minutos. Qual o profissional que devo procurar? Obrigada, fico no aguardo.

    1. Darliene, um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial, pra identificar a causa dessas dores e sugerir um tratamento.

  92. Dra, meu esposo extraiu um dente ha 30 anos, na época doía muita, mas um dos dentistas falou que o dente estava bom, era apenas falta de vitamina, só que doía tanto que ele resolveu extrair, mas continuou no lugar do dente, e até hoje passa um tempo bom, e do nada volta a doer, ele já tirou várias radiografias, já fez 3 cirurgias, e nada resolveu, ultimamente tem doído muito, não tem dente ao lado do local que dói, ultimamente a dor é mais forte no maxilar, nos ajude, que especialista devemos procurar? Desde de já agradeço.

      1. Dra, as 3 cirurgia que ele fez, todas foram no local onde o dente tinha sido extraído, só que não encontram nada, dizem agora, ta bom pode ficar tranquilo, ele volta pra casa e o dente volta a doer, quero que me ajude dizendo qual especialista devo procurar, muito obrigado pela atenção.

  93. Bom dia!
    Dra, eu sinto meu maxilar cansado e parece que, quando converso mais, fica mais ainda, chega a incomodar, eu sinto como se os dois lados estivessem cansados e doem. Antes só ficava cansado quando eu conversava muito, mas agora já acordo com dor.

    1. Gleici, procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar. É possível que você tenha alguma disfunção temporomandibular ou que esteja rangendo os dentes durante o sono.

  94. OLA DRA; ME CHAMO GENECI, ANDO MUITO PREOCUPADA, POIS HA UNS 20 DIAS ESCUTO UM ESTALO NA MINHA MANDIBULA, QUANDO BOCEJO OU ABRO MAIS A BOCA, E TAMBEM QUANDO FACO SEXO ORAL, E QUANDO PRATICO SEXO ORAL ESTALA MAIS VEZES, E QUANDO SO ABRO A BOCA ESTALA SO UMA VEZ, E NOTEI QUE MEU OUVIDO ESQUERDO ESTA COM A ANATOMIA DIFERENTE, NOTEI POIS SENTI DIFERENCA AO USAR O FONE DE OUVIDO, QUE A CAVIDADE PARECE ESTAR MAIS APERTADA, E SINTO AS VEZES TONTURA TBM, FUI AO DENTISTA, ELA FEZ O EXAME CLINICO DE TOQUE E NAO NOTOU NENHUMA DIFERENCA. AI EU DISSE QUE EXAME EU POSSO FAZER PARA SABER QUE ESTA ACONTECENDO, AI ELA ME PEDIU UMA RADIOGRAFIA MAIS ESPECIFICA, EXAME ESTE QUE FIZ DE BOCA FECHADA E DE BOCA ABERTA, EU TENHO UMA PANORAMICA DE 6 MESES ATRAS, ELA OLHOU E DISSE QUE EU TENHO UM DESGASTE OSSEO GRANDE, MAS ESTE ULTIMO QUE FIZ AGORA SERIA MAIS ESCLARECEDOR, AINDA NAO FICOU PRONTO, O QUE A SRA. ACHA QUE PODE SER ? E QUAL O TRATAMENTO PARA ISSO, LEMBRANDO QUE TENHO OS DENTES ACAVALADOS E FALTA DE DENTES MOLARES, AI JA VENHO HA MUITO TEMPO MASTIGANDO DE UM LADO SO, ENGRACADO QUE EU MASTIGO MAIS DO LADO DIREITO E OS ESTALOS SAO DO LADO ESQUERDO, SE PUDER LER COM ATENCAO O MEU CASO E ME RESPONDER O QUE ACHA DO MEU CASO FICO AGRADECIDA DE CORACAO !

    1. Geneci, e dor, você sente? Porque, se não sente, em princípio, não há necessidade imediata de tratamento. Parece haver algum desgaste da cabeça da mandíbula, e os estalidos não são um problema em si, muita gente tem estalidos e não tem nenhum problema de articulação. Seria interessante a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial, pois a panorâmica de ATM vai mostrar alterações anatômicas (se houver), mas não problemas em movimento (abertura e fechamento de boca). Nesse caso, se o especialista achar necessário, seria bom fazer uma ressonância magnética, por exemplo.

  95. Olá Doutora,
    Acordei com dores na mandíbula e estalos ao abrir a boca e bocejar.
    Nunca tinha tido isso.
    Estou em semana de provas e tenho que entregar o TCC na segunda-feira.
    Posso esperar para ir ao medico até terça? Eu falo muitoooo e me alimento bem. Isso pode prejudicar forçando??
    Obrigada pelo carinho.

    1. Daniela, vai muito de como você está se sentindo. Não diria que é urgente, você esperar. Mas a hora que der, seria bom um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial avaliar.

      1. Bom dia Doutora, ha alguns anos fiz um tratamento periodontologico, a minha dentista na época disse que era grave, até entrei em pânico achando que ia perder meus dentes, mas graças a Deus não perdi, mas sempre tenho problemas nos dentes da frente, tive que fazer restauração e vive caindo, não sei se o material que ela usa é ruim, pq ultimamente estou obturando no posto de saúde, de uns tempos para cá sinto uma dorzinha desconfortável na mandíbula, tem vezes que tenho que fazer massagem para aliviar o desconforto.

  96. Boa tarde doutora, há uns tempos para cá comi um pão que estava um bocadinho duro e senti que a minha boca deu um grande estalido do lado esquerdo…
    Depois disso senti que a minha boca prendia ao abrir, mas soltava logo de seguida.
    Ontem ela prendeu e não consigo abrir totalmente a boca e estou com grande dificuldade em comer, porque dói quando forço.
    O que será ?
    Aguardo resposta, obrigada !

    1. Algum problema articular, Filipa… um deslocamento de disco, por exemplo. Procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar.

    2. Bom dia… Dra. Ana… de uns tempos pra cá venho sentido dor do lado esquerdo da face… dor no ouvido e pescoço… uns estalidos tb qdo vou abrir a boca… e senti tipo um carocinho no pescoço perto da mandíbula… e sinto como se meu osso do maxilar esquerdo desloca e é maior em relação ao direito… queria saber o que pode ser… uma vez que já até procurei ajuda de otorrino e hematologista fiz exames de sangues diversos e tomografia… e nada… será que pode ser algo no dente… ou dtm.. .no lado direito meu já foi extraído um dente tb… se puder me ajudar agradeço.

  97. Olá, Dra. Ana. De um ano para cá venho sentindo uma dor muito estranha na região da orelha que nunca havia sentido. A primeira vez que senti essa dor durou dias… melhorou e depois voltou em 2 dias… a dor era tão intensa que mal conseguia me mexer ou abrir a boca. Por muito tempo tentei me livrar e descobrir a causa, pois essa dor virou rotina… Já fiz consulta no otorrino que não diagnosticou nada… e assim venho pesquisando para tentar me livrar. Comecei a observar que sempre que me deito de tarde no descanso, acordo com a dor, por isso acho que tem origem mandibular, é como se a posição machucasse a região… Mesmo não deitando em cima, dói… é sempre na região da orelha direita… ao me levantar, a dor vai passando aos poucos. Não consegui identificar no meu plano de saúde um dentista com especialidade em dor orofacial.

    1. Mariana, é provável que seja uma dor articular, mesmo. É preciso avaliar junto a um dentista especialista. Se não há um pelo seu plano, procure “por fora”.

  98. Olá doutora Ana… Ontem à noite fui escovar meus dentes e acredito que forcei demais a boca, desde então sinto uma dor embaixo do ouvido direito toda vez que vou comer e abrir a boca… O que pode ser? Obrigada.

    1. Lisiane, difícil dizer ao certo… pode ser um problema dentário ou articular. Se permanecer dessa forma nos próximos dias, procure um dentista pra avaliar.

  99. Boa noite, Dra. Ana Tokus.
    Minha filha tem bruxismo e tem um aparelho para usar enquanto dorme para evitar o ranger dos dentes, que ela não usa porque diz que lhe faz doer os dentes, tem isto mais ou menos há 12 anos, ate esta data nada de grave aconteceu, mas ontem dia 29/04/2016 estava ela a trabalhar quando começou com um barulho involuntário da garganta, o pescoço ficou muito rígido e a língua inchou demais, e houve deslocamento da mandibula provocando-lhe dores horríveis, e fica com a boca ao lado. Foi levada para um hospital em Lisboa onde foi observada por Neurologistas e psiquiatras, e na presença dos mesmos voltou a acontecer por mais 3 vezes, ela sofreu por dores horríveis, foi-lhe feita uma Tac à cabeça que nada acusou, depois deram-lhe uma injeção que melhorou e não voltou a acontecer, dizem os mesmos medicos que nunca tinham visto uma situação assim, pelo que é um caso que merece ser estudado, ela sente que os ouvidos ficaram entupidos e já teve uma situação idêntica há 3 anos, e no hospital onde foi não souberam o que fazer e colocaram-lhe soro ate melhorar, eu venho pedir à Sra. Dra. o que devo fazer para tratar este problema da minha filha, a que especialista me devo dirigir e o que poderá ser esta situação, fico muito agradecida se me puder dar alguma ajuda.

    1. Lurdes, parece ter sido alguma reação alérgica que causou grande edema (inchaço) local. Que injeção ela recebeu? Algum anti-histamínico?

  100. Boa tarde, Dra. Ana. Gostaria de receber alguma indicação sua a respeito de um sintoma: sou da região Sul e em épocas de baixa temperatura, quando me exponho ao frio – e principalmente quando realizo atividades que aquecem meu corpo – sinto uma dor terrível na mandíbula. Uma dor muito parecida com um formigamento, só que intensa e apenas na mandíbula. Essa dor vai sumindo aos poucos e só depois que eu paro de me exercitar.

    Te peço uma indicação, pois não tenho ideia do que possa ser e nem qual especialista procurar. Um abraço.

    1. Parece alguma coisa de origem inflamatória. Digo isso porque, quando nos exercitamos, aumenta o fluxo sanguíneo no organismo… o que, em si, costuma exacerbar sintomas inflamatórios (dor, edema, calor local, vermelhidão). Esse formigamento pode ser, por exemplo, pelo inchaço de alguma região dentro da mandíbula e, esse inchaço, comprime um nervo. Claro, estou apenas supondo, pois seria uma explicação. Sugiro, primeiramente, uma avaliação com um dentista pra verificar a possível origem dentária dessa inflamação. Se estiver tudo ok com os dentes, parte-se pra outras hipóteses.

  101. Olá Doutora!
    Meus parabéns pela forma interessante e sem enrolação que a senhora usa pra nos manter orientados!
    Em Janeiro tive dois sisos arrancados, em Fevereiro os outros dois. Um pouco antes disso, colocamos o aparelho. Tive algumas dores de cabeça, no ouvido e na nuca que pensei serem comuns. E talvez até eram…
    Mas no mês de Março comecei a ter dores de cabeça só de um lado, sensibilidade em um dos dentes, sensação de ouvido “entupido”, e às vezes dores na nuca e no pescoço. Acordo esporadicamente com muita dor na mandíbula superior. Às vezes não sinto nada, e de repente as dores vem com tudo! Me dá vontade de bater a cabeça na parede para parar!
    Não tem nenhum estalido, nem sinto dificuldade em abrir ou fechar a boca, somente as dores mesmo com a boca fechada ou sem falar.
    Quando a água fria toca o dente próximo da região que dói, sentia sensibilidade extrema. À partir de ontem não senti mais. No entanto, as dores – cabeça, ouvido, nuca, pescoço – vem e somem, e têm se concentrado na cabeça, no pescoço, e um pouquinho à frente da base do ouvido.
    Desculpe pelo grande texto!
    Gostaria de saber a sua opinião! Um forte abraço!

    1. Obrigada, Mike! 🙂

      Mike, não me parece nada articular… mas é questão de investigar. Pode ser uma dor irradiada desse dente ou pode ser uma nevralgia do trigêmeo, por exemplo. Sugiro a avaliação de um dentista (pode ser clínico geral) pra confirmar ou afastar a possibilidade de problemas dentário. Se não for problema dentário, procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar.

  102. Olá Doutora! Eu sempre tive estalos na mandíbula, na verdade tem algum tempo que começou. E hoje de manhã acordei com meu lado direito travado e se eu tentasse estalar parecia q ia quebrar minha mandibula. Dai fui aos poucos exercitando ela até voltar, e nisso eu escutava um som do osso muito estranho, não sei explicar, parecendo q tava esfarelando ou esfregando no outro osso. Eu terei que usar o aparelho de ATM ? E vc poderia me dizer qual o preço desse aparelho ? Obrigada.

    1. Caroline, esse pode ser um episódio isolado ou não… por isso o ideal é procurar um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar. Quanto ao “aparelho”, não sei exatamente de qual você fala, seria a placa? Se você não range os dentes, em princípio, não há necessidade.

        1. Pois é, a placa interoclusal é usada pra proteger os dentes do efeito do bruxismo. Se você não tem bruxismo, em princípio não precisa.

  103. Dra. Bom dia.

    Bocejei com certa intensidade hoje e senti uma forte dor no maxilar, no lado direito.
    Doeu muito por umas 2 horas e agora está dolorido, como se eu tivesse torcido. Faço todos os movimentos, porém com dor.
    O que pode ter acontecido?
    O que posso fazer para amenizar a dor?

    1. Gabriel, talvez não passe de um “mau jeito”. Talvez algo tenha saído do lugar na sua articulação. Difícil dizer ao certo. Se o incômodo não dimunir com o passar dos dias, procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar.

  104. Oi doutora, tudo bem? Bom, hoje desde que acordei estou a minha boca doendo muito, minha mandíbula doi e não “consigo” (é um incômodo) abrir totalmente a boca, particularmente o lado direito na verdade, uma dor de dente fortíssima, sinto como se tivesse uma cárie em cada dente, é assim que descrevo a dor (mas não tenho cárie, fui ao dentista esse mês), estou com uma dor de cabeça tão forte mas tão forte que chega a dar vontade de vomitar, fome também n tenho, não sei se tem relação, mas com dor é difícil querer comer, acabei de me “recuperar” de uma forte gripe, já faz uma semana que fiquei “boa” mas até hoje o meu ouvido esta muito estranho, ele dá estalos repentinos e fecha às vezes, não sei a relação disso tudo, mas estou realmente preocupada, já tomei dois analgésicos, e nenhum passou nem a dor de cabeça nem a dor nos dentes, o alado direto sinto como se tivesse anestesiado! Mas não no sentido que não tem dor (pelo contrário) mas ele está estranho a sensação, e doendo muito, como falei, o que pode ser? Agradeço muito se poder me responder! Tenha um ótimo dia 🙂

      1. Olá doutora, boa noite! Começou ha 15 dias, quanto faço movimento com o pescoço e mastigo sinto choque na cabeça perto da testa, é grave?

  105. Olá Dra.
    Me lembro de um dia em que eu não consegui abrir a boca direito por algumas horas, mas isso só aconteceu uma ou duas vezes. Nao me lembro de ter tido estalos nessa epoca, mas talvez tinha e eu não me lembre. Um tempo depois eu coloquei aparelho ortodôntico e entao começaram os estalos ao abrir a boca, eram bem frequentes. Depois que tirei o aparelho tive só mais alguns episódios de estalos, bem aleatórios, e hoje (5 anos depois) me dei conta que não tive mais nenhum estalo. Nao que eu me lembre, pelo menos. Isso é bom ou ruim? Devo me preocupar? Desde já obrigada!

  106. Ola doutora,
    Estou com medo, ha uns 2 anos atrás comecei a ter dificuldades em abrir a boca, travava minha mandibula e não abria, somente do lado esquerdo, depois de um tempo comecei a ter estralos na boca e o travamento deste lado esquerdo, agora os estralos passaram e o travamento da boca também, porém, sinto muita dor ao comer, ou fazer qualquer coisa com a boca, somente do lado esquerdo. Estou tomando ibuprofeno para doer menos e conseguir me alimentar, porém, estou muito assustada e preocupada. Não fui no médico ainda pq não tenho dinheiro, estou desempregada, mas estou com muito medo de ficar deformada. A senhora pode me dar um parecer baseado no que lhe falei por favor, obrigada.

    1. Parece ser um problema articular, Simone… talvez um deslocamento de disco articular. Compreendo a questão financeira, mas você precisa procurar um dentista especialista em DTM e DOr Orofacial pra uma avaliação mais criteriosa. Você não vai ficar deformada, mas precisa de tratamento.

  107. Olá Dra. Algumas vezes já aconteceu de eu acordar e não conseguir abrir a boca toda, pois o meu maxilar travava e eu sentia que se forçasse ele iria quebrar, mas isso só durava algumas horas da manhã e logo conseguia abrir toda a boca, o problema é que dessa última vez eu bebi mt mesmo, e quando acordei minha boca não conseguia abrir nem o suficiente para escovar a língua, então esperei passar mas não passou, agr faz 3 dias que esse incomodo persiste e pior é que agora além da mandíbula doendo e eu não consegui abrir quase nada a boca, a dor agora está passando para minha garganta e estou começando a ter crise de amígdalas. Já procurei mt um especialista em DTM e Dor orofacial mas não encontro por aqui, será que é mt grave e não vai passar mais ? Na falta de um especialista em DTM, a quem eu posso recorrer ?

    1. Você pode procurar qualquer outro dentista, Karine. Um especialista em cirurgia bucomaxilofacial, por exemplo, pode ajudar. O importante é que você procure atendimento, até porque, se necessário, o dentista pode encaminhar você pra um especialista em DTM.

    1. As pessoas usam esses termos mas, oficialmente, eles não existem, Ivete. Existem as maxilas (parte óssea de cima, composta por 2 ossos simétricos) e a mandíbula (parte óssea de baixo, que é um osso só). É errado falar “maxilar superior e inferior”. 😉

  108. Olá dra! Eu nunca fui diagnosticada com bruxismo, mas meu esposo diz que a noite eu aperto muito a mandíbula. Faz muito tempo que minha mandíbula estala e as vezes até fica difícil de abrir a boca, mas nunca tinha ficado mais de algumas horas assim. Porém semana passada começou a doer bastante meu lado direito, falei com uma especialista, que me receitou nimesulida até a consulta, mas meus rins não estão funcionando direito e o médico nefrologista suspendeu a medicação. Teria algum remédio pra dor que seria eficaz? Sem ser anti-inflamatório? A dra. demora a me responder quando falo com ela e não é fácil achar um profissional especialista. =/ Muito obrigada.

    1. Indiara, se há um problema renal, é complicado de sugerir qualquer medicação. Você até pode tomar um analgésico (não um anti-inflamatório), mas sem saber a origem da dor, não se sabe se vai ajudar. Converse com o nefrologista, ele pode prescrever algum analgésico (já que ele suspendeu o anti-inflamatório) até que você possa se consultar com o especialista em DTM e Dor Orofacial.

      1. Obrigada por responder, dra! Eu estou tomando remédios mais fracos pra dor, porém não esta adiantando. Na minha cidade só achei 1 especialista e ela esta a um mês me dizendo que vai marcar consulta e não marca. Um cirurgião dentista não ajudaria muito nesse caso, né? Novamente, obrigada.

        1. Indiara, na falta de um especialista, ajudaria sim! Melhor um dentista que um médico nesse caso, por a ATM é de competência da Odontologia.

  109. Doutora, tem uns 3 meses que tenho sentido muita dor do lado esquerdo do meu rosto na região perto do meu ouvido e bochecha… e quando abro a boca da um estalo, e sinto muita dor de cabeca… o que a senhora acha?

    1. Joyciane, pode ser um problema articular. Sugiro a avaliação de um dentista pra ver se há algum problema dentário, primeiramente. Não havendo, o ideal é a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial.

  110. Ola doutora, irei fazer 14 anos nesse ano e terminei de usar aparelho por quase anos por ter falha nos dentes, agora estou usando dispositivo fixo de contenção em cima e embaixo e sinto dores no maxilar na hora de comer apenas de noite, e na hora de dormir, estou pra ir pro dentista, eu quero saber sua opinião se e normal esta dor porque nunca tive, quando coloquei esse dispositivo depois de uma semana começou a doer, será que e normal, eu sinto que meu maxilar esta cansado, preciso de sua resposta.

    1. Não, Nicolas. Dor não é normal, ainda mais por uso de contenção ortodôntica. Converse com o seu ortodontista, ele precisa verificar o que está acontecendo.

      1. Boa tarde Dra. Tenho 40 anos e sinto mt dor na região do ouvido, pescoço, cabeça, estalos no maxilar, a garganta fica irritada, isso ocorre só no lado esquerdo. O q pode ser?

        1. Janete, não dá pra afirmar do que se trata apenas com base na sua descrição. Pode ser um problema articular, dentário, nevrálgico… depende. Procure um dentista pra avaliar.

  111. Olá doutora, um ano atras minha mandíbula começou estalar e doer no lado direito. A dor foi passando, porem o estalo não, pois toda vez que abria a boca estalava. Quanto mais tempo passava, mais eu tinha que abrir a boca para estalar… No inicio deste ano o lado esquerdo começou com o mesmo processo hoje dói e eu não consigo abrir a boca muito e nem mastigar algo mais duro! O que esta acontecendo? É grave? Obrigado!

    1. Gabriel, sugiro a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial. Pode haver algum desarranjo intra-articular.

  112. Olá bom dia Dra!
    Estou grávida de 10 semanas, peguei caxumba (lado direito) com 6, fiquei 30 dias com dor, depois a dor passou, o inchaço começou a diminuir, mas acontece que o inchaço parou de diminuir, a musculatura do meu maxilar está dura, e a abertura ainda esta limitada, tento movimentar fazendo alguns exercícios, para ver se melhora, mas parece que não adianta, tenho impressão de que estacionou ali… tenho medo de ficar assim…

  113. Boa tarde Dra. há muitos anos sinto dores, desconforto, pressão… próximo a ATM do lado direito. Já passei por uns 5 ou 6 especialistas e nenhum resolveu meu problema. Percebi que quando estou estressado, agrava esse desconforto. Me incomoda muito. O que devo fazer?

  114. Olá doutora, em alguns dias, acho que uma semana, senti uma dor entre o ouvido e a bochecha e agora começou a doer meus dentes na hora de mastigar. Isso tudo do lado esquerdo. Você poderia me informar o que devo fazer?

    1. Procure um dentista pra identificar a causa dessa dor, Marcello… pode ser algo dentário ou articular, por exemplo. E só sabendo o que é, será possível propor algum tratamento.

  115. Olá doutora, sinto uma dor na mandibula em ambos os lados quando mastigo. E foi depois que fiz obturação (dente 36, há mais de 6 meses) e comecei a usar escova de língua tbm. É algum problema grave ou não?

    1. Lucas, pelo seu relato não dá pra afirmar que essa dor tenha alguma coisa a ver com a restauração do 36. Da mesma forma, não dá pra dizer que é grave, até porque nós desconhecemos a origem do problema, que pode ser dentário, articular ou outro. Procure seu dentista pra reavaliar.

  116. Oi Doutora, sinto muita dor para abrir a boca, bocejar e até comer, isso só do lado direito. A sensação é que na hora que vou fechar a boca ou abrir o osso, vai para o lado, sinto muita dor nos dentes, mas nao tenho mais nenhuma dor além dessas. Estou assim ha uma semana.

    1. Tairine, pode haver algo “fora do lugar” do lado direito da sua articulação… um deslocamento de disco articular, por exemplo. Sugiro a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial.

  117. Boa tarde,
    Meu maxilar estala quando abro a boca pra bocejar comer, etc e sinto muita dor de cabeça, e depois de tomar vários analgesicos sinto como se estivesse dormente.

    1. Monica, pela presença de dor, sugiro a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial, pra ver o que está acontecendo.

  118. Oii Dra, comecei a colocar aparelho há pouco tempo, por enquanto nos dentes de cima, e agora todas vez que mastigo sinto muita dor na maxilar, o que pode ser??
    Obrigada.

    1. Andreia, logo que se coloca o aparelho os dentes já começam a se movimentar… então esperado algum incômodo. Em princípio, tudo ok.

  119. Dra. Depois que obturei um dente ciso não consigo mastigar, minha mandíbula dói, sinto que a obturacão esta apertando o dente. Já fiz raio x e o dente não tem nada. O que pode ser?

  120. Olá! Gostei muito do seu blog e gostaria de pedir uma orientação. Iniciei um tratamento dentário há 3 semanas e foi necessário que eu ficasse muito tempo com a boca aberta. Após isso, comecei a ter uma dor incomoda que piora quando eu tenho q abrir a boca. Isso pode ser DTM? Será que foi causada pelo longo tempo na cadeira? A articulação que dói é a do lado direito. Esta semana por conta de um tratamento de canal, novamente fiquei muito tempo de boca aberta… Tenho 53 anos. A idade interfere? Conversei com a dentista e ela sugeriu q eu tomasse um relaxante muscular e se nao passasse talvez tivesse que fazer fisioterapia. O que acha?
    Obrigada.

    1. Cristina, não chega a ser DTM… é uma dor com causa definida, que é o tempo que você ficou de boca aberta (mais de uma vez, inclusive). Sua dentista tem razão, um relaxante muscular pode ajudar, assim como fisioterapia. Mas deve ser algo apenas passageiro.

  121. Dra. Ana, por favor você pode me indicar um especialista em DTM na região onde eu resido, sou de Ipuã – SP. É que eu já não consigo abrir a boca direito e dói muito quando vou bocejar, não consigo comer nada que seja mais firme e esta doendo muito de manha.

    1. Não conheço nenhum especialista em DTM em Ipuã, Weslley. Até dei uma procurada aqui, mas não encontrei nada. O mais fácil seria perguntar pra outro dentista que trabalhe aí, se houver um especialista na região, ele deve saber.

  122. Olá Dra. !
    Há uma semana mais ou menos venho sentindo um desconforto ao abrir e fechar a boca pela manhã quando acordo, dói mais intensamente quando vou movimentar a mandíbula para o lado e outro, e ao abrir bem a boca. Não ouço estalos ao mastigar, apenas essa dor que incomoda bastante perto do ouvido, no encaixe da mandíbula. O que pode ser? Qual especialista devo procurar?
    Aguardo sua resposta.
    Obrigada.

    1. Dayana, possivelmente algum problema articular ou muscular. Sugiro a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial.

  123. Oi Doutora, ótimo site, e que belo serviço prestado.

    As vezes quando bocejo, sinto uma dor muito forte embaixo do queixo, mas que dura somente uns 5 segundos, e a dor começa fraca, aumenta a intensidade, e diminui e desaparece (tudo dentro dos 5 segundos).

    Quando coloco a mao embaixo do queixo, sinto uma formigação, enquanto estou sentindo a dor.

    É bem rapido, mas muito incômodo.

    Nunca achei nada sobre, inclusive já perguntei a dentistas presencialmente, porem ninguem parece saber me explicar o que seja.

    Vitor

    1. Vitor, parece alguma coisa de origem nervosa… talvez a compressão passageira de um nervo, por exemplo. Sugiro a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial.

  124. Estou com dor na mandibula do lado direito entre a orelha e a bochecha, ja passa de uma semana e ainda nao passou, e algo incomodo como se tivesse tomado um soco no local, isto caracteriza DTM, como resolver pois e muito incomodo.

    1. Em princípio não, Ramon… pode ser algum problema passageiro apenas, e com origem que não seja articular. Permanecendo dessa forma nos próximos dias, procure um dentista pra avaliar se a causa é dentária, articular ou outra.

  125. Ola…
    Tirei o dente já faz muito tempo e agora to com uma dor no maxilar…
    Dói só quando abro a boca… Poderia me ajudar?

        1. Então não deve ter nada a ver com o dente extraído. A origem da dor pode ser outro dente ou a articulação. procure um dentista pra avaliar.

  126. Ha dois meses arranquei o dente siso, ate então sinto dor no local e não consigo abrir a boca, por que doi muito, o que devo fazer?

    1. Ana, considerando que já faz 2 meses, seria bom procurar seu dentista pra reavaliar. Pode haver uma infecção, ou esses são apenas sintomas inflamatórios, ainda.

  127. Olá! Um dia acordei com meu lado esquerdo do rosto doendo muito, meu ouvido doia também. Desde esse dia minha mandíbula dói muito, nem aguentava mastigar comidas duras. Depois minha mandíbula começou a estalar toda vez que abria a boca ou mastigava. Mas depois a dor diminuiu. Recentemente acordei com um pouco de dor, mais tarde não consegui abrir a boca normalmente. Não consigo nem escovar direito os dentes, porque dói muito. Consigo abrir só um pouco a boca. Será que a senhora sabe o que é? É qual o tratamento?

    1. Larissa, parece algum problema articular. Sugiro a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial.

  128. Olá, tudo bem?
    Domingo meu maxilar começou com uma dor pequena, e a dor só aumentou, ha 2 dias começou um inchaço…
    Não é caxumba, nem ciso…
    Quando fico quieto parece que não tenho nada, mas quando vou me alimentar a dor é insuportável, tem ideia do que seja? Desde já muito obrigado!!

  129. Ola, ja faz mais de 2 anos que eu tenho um estalo na minha mandibula no lado esquerdo e algumas vezes ela estrala que parece que vai quebrar (esse estalo com dor ficou mais frequente e a dor mais forte com o tempo). O que sera que eu tenho?

  130. Olá Doutora, ha mais ou menos 3 semanas estou tendo uma dor aguda na mandíbula do lado direito ao abrir e fechar a boca, e com estalos, estou muito preocupada, o que pode ser? Por favor.

  131. Olá Dra.

    Sinto muito desconforto no pescoço e certa dor, sempre a noite ao deitar, depois de um tempo que estou tentando dormir. Isso se intensifica e sinto estalos parecendo ser no final da coluna e na altura da articulação do maxiliar, sinto como estivesse vindo do ouvido, mas não tenho certeza de ser o maxilar. Fica um sensação de amortecimento na região que chamamos de “fonte”, ou seja, bem na região da articulação da mandíbula. Quando aperto as vezes sinto algo nos ouvido. Sinto um certo amortecimento nos dentes superiores indo até o nariz. As vezes sinto uma sensação de estar engasgando. Também tenho um sensação de pressão no crânio. Já fiz tomografia, raio-x da coluna, passei em neurologista, otorrino, ortopedista, etc… e nada, isso já faz anos que vem ocorrendo e se intensifica. Você vê alguma possibilidade de ser DTM? Entendo que no meu caso pode estar relacionado com certo estresse, ou simplesmente seria a falta de tratamento de uma DTM.

    1. Éliton, vejo. E DTM tem tudo a ver com estresse. Então, sugiro a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial.

        1. Felipe, se o único sintoma é o estalido, não há, necessariamente, um problema. Estalidos são muitos comuns e não requerem, em si, tratamento.

  132. Olá Dra, tenho muita dor de cabeça e de uns meses pra cá estou percebendo que a noite forço meus dentes um contra o outro, e assim que acordo sinto dores de cabeça ou dor na nuca, minha articulação da ATM fica cansada e os dentes tmb, acha que deve procurar um dentista?

  133. Olá, doutora! Já faz umas duas semanas que eu estava comendo um pãozinho e ao puxar, senti o maxilar rangendo e deu um forte estalo. Daí pra frente, quando eu passo a comida de um lado para ou outro na boca, estala e doem os maxilares. Ultimamente tem me doído os ossos faciais e um pouco a cabeça. O dentista disse certa vez que meu queixo é retraído e que minha mastigação é complicada. Tem relação? O que fazer pra aliviar os sintomas? Detalhe: ando muito tensa ultimamente e contraio bastante os maxilares…

    1. Claudia, a relação entre problemas oclusais (de “mordida”) e sintomas de DTM não é assim tão direta. Mas o estresse tem tudo a ver com DTM. Eu sugiro uma avaliação com um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial.

  134. Ola Dra. Ana, venho tendo esses tais estalidos ha uns 4 anos, mas ultimamente eles estão um pouco mais frequentes (e as vezes quando abro a boca ela trava pq parece que um osso “encavalou” no outro na região da ATM, entretanto se eu fechar a boca novamente ela abre normalmente), fui em um Bucomaxilo e ele me disse que a abertura da minha boca eh maior que o comum, depois fiz uma ressonância e no laudo constava disfunção da articulação temporo mandibular e que os meniscos da ATM direita e esquerda encontram-se deslocados antero-lateralmente no repouso. Contudo nao sinto dores de cabeça e as dores na região da face são minimas, ou seja, isso nao me incomoda muito. Gostaria de um conselho para saber se devo prosseguir com algum tratamento com um ortodontista e saber se tal problema pode progredir e daqui alguns anos eu me deparar com um problema maior ? Grato pela atenção.

    1. Felipe, sugiro a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial. Não há indicação, de forma direta, de tratamento ortodôntico. Acho importante avaliar agora, sim, pra evitar problemas maiores no futuro.

  135. Oi doutora…
    Bom, eu uso aparelho fixo ha 2 anos e sexta dia 12 fui fazer manutenção e a banda do meu último dente estava solta, no que a dentista foi recola-la, meu maxilar travou e destravou sozinho, só que desde que voltei pra casa comecei a sentir muito incomodo no maxilar e fui ao médico, passei com um clínico geral e ela me disse que isso pode ser uma inflamação… me passou o cetoprofeno pra tomar de 12 em 12 horas e um Lisador pra tomar de 6 em 6 horas, eu havia sentido melhora mas agora retornou a incomodar… o que pode ser isso? Será uma inflamação ou algo mais sério? Me responda assim que possível pois estou muito preocupada… um grande abraço.

    1. Caroline, você ainda está tomando a medicação ou voltou a incomodar depois que você parou de tomar? Sim, parece um processo inflamatório. Se for só isso, a dor deve diminuir e desaparecer, mas pode levar alguns dias, pelo menos.

          1. Bom doutora, o tempo da minha medicação ja acabou, tudo que eu estava sentindo amenizou bem…. Mas pra não dizer que nao sinto mais nada, eu ainda sinto uma leve pressaozinha no maxilar as vezes… devo continuar o remédio ou so aguardar?

          2. Minha inflamação sarou, porém hoje comecei a sentir uma bolinha na garganta, olhei ela através o espelho e ela é bem pequena e transparente… será normal? Beijo.

          3. Na ausência de outros sintomas, provavelmente sim. Observe e, se ela mudar de aspecto ou aumentar de tamanho, procure um otorrinolaringologista pra avaliar.

      1. Bom doutora, após os medicamentos houve uma boa melhora no meu maxilar…. da tal inflamação porém, eu ainda sinto incomodos que vem mais durante a noite… será normal? Será que o processo inflamatório ainda não passou ou será algo mais sério? Algo fora do lugar? Eu ja marquei médico, porém estou muito aflita, queria que me adiantasse o que possa ser… sera que uma simples inflamação resultaria em algo mais serio? Obrigada desde já!!!

    2. Olá, Boa noite Doutora.
      Hoje, comecei a sentir uma dor que incomoda bastante, na região da junção (articulação) maxilar/mandíbula. Essa dor se apresenta sempre ao mastigar algo, ou quando abro bem a boca, é muito difícil essa se apresentar ao falar. Há também um inchaço que vai do local da dor até a região próxima ao ouvido. Lembrando também que dói ao apertar a região com a mão, ou ao tomar algo ácido.
      O que pode ser a causa dessa dor?
      Desde já, agradecido.

      1. Douglas, pode ser algo articular ou num dente do fundo, próximo à articulação. Caso persista, procure um dentista pra avaliar.

  136. Olá doutora ! Ontem, durante a janta, meu maxilar começou a doer ! Primeiro achei que fosse dor de dente, mas agora percebo que a dor vem da região direita da mandíbula, perto da orelha ! Ela está dando pequenos estalos !
    Gostaria de saber se isto pode ser sintomas de DTM ? Se nao, o que poderia ser ? E que medicamentos eu poderia tomar para aliviar a dor ?
    Agradeço desde já !

    1. Deborah, pode ser DTM, sim… mas pode ser só algo passageiro, também. Você pode tomar um analgésico a que esteja habituada, mas é importante que você procure um dentista pra avaliar caso a dor persista por vários dias.

  137. Doutora, ha uns 4 meses levei uma bolada na região do ouvido, depois de uns dias meu maxilar travou, deu uma melhorada mas ainda não esta 100% , nao abro a boca toda e doi se como algo duro, nao sei o que fazer…

    1. Caroline, é provável que esse problema se resolva espontaneamente, e parece que isso já está acontecendo. De qualquer forma, como já se passou um bom tempo, seria interessante a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial, pra ver se é apenas por causa do trauma (e de um processo inflamatório ainda presente) ou se houve algum dano articular, mesmo.

  138. Eu estava na praia, e fui abrir a boca sem querer com força, e houve um estalo muito grande, e dps de dois dias, que no caso é hoje, começou a doer mt, tipo sinto dor em um lado da mandibula, que no caso é o lado que estalo, e no mesmo lado a orelha esta inchada por dentro, e doendo mt, eu queria saber se isso pode ser DTM, ou só uma lesao que com o tempo para de doer ?

    1. Marcus, DTM é um quadro mais complexo, não creio ser o caso (pelo menos não no momento). Parece que alguma coisa aconteceu dentro da sua articulação, um deslocamento repentino do disco articular, por exemplo, o que causou um processo inflamatório. Observe por mais alguns dias, se a dor não for diminuindo, procure um dentista pra avaliar.

  139. OLA DRA. ESTOU COM DOR NO MAXILAR COMO SE TIVESSE APERTANDO E RANGENDO OS DENTES, INCOMODO NA LÍNGUA E NOS MÚSCULOS MASTIGATÓRIOS, DEU UMA BOLINHA DE SANGUE NA BOCHECHA QUE SUMIU, NO OUTRO DIA FUI NO DENTISTA, ELE DISSE QUE PODE SER BRUXISMO, MAS O QUE ME PREOCUPA É QUE QUANDO EU MASTIGO DA UM CAROÇO DO LADO DIREITO EMBAIXO DO MAXILAR QUE SOME LOGO QUE EU TERMINO DE COMER, E DOI O OSSO ATRAS DO OUVIDO QUANDO ABRO A BOCA, TODOS OS SINTOMAS SUMIRAM COM A MEDICAÇÃO QUE O DENTISTA PASSOU, MENOS O CAROÇO E A DOR NO OSSO, E A IRRITAÇÃO NOS DENTES QUE SOME E VOLTA… POR FAVOR PODE ME AJUDAR,TO MUITO PREOCUPADA. AH, O DENTISTA ME PEDIU UMA PANORÂMICA.

  140. Ola, Drª,

    Venho sentindo estalidos fortes, dores de cabeças, no olhos e sempre que movimento com a mão a mandibula da direita para esquerda sinto ela dar um estralo. Isso começou depois que fui alvejado com um soco num assalto. Seria sintomas dessa doença?

    Pode indicar algum especialista em Aracaju?

    Desde ja obrigado!

    1. Sim Cleydson, pode ser DTM. Em Aracaju tem a Clínica Reabilitare (79) 3217-4813 / 8115-3159, creio que eles contam com especialistas, lá.

  141. Ola Doutora,
    Eu tenho fortes dores na articulação sempre q tento comer algo duro, estralos, dores de cabeça constantes, as vezes sinto a mandíbula cansada, seria esse um caso de DTM? Estou indo a dentistas mas ainda n encontrei um especialista pra ter uma resposta pra isso. O que indica? E se souber de algum especialista aqui em Salvador pode me indicar?
    Desde já agradeço!

    1. Esses são sintomas de DTM sim, Leidiane. Em Salvador tem o Dr. Marcelo Matos (Clínica da Dor e Patologia da ATM). Av. Juracy Magalhães Jr., 768, Edf. RV Center, 2° andar / Rio Vermelho. Fone: (71) 3248-4434

  142. Bom dia Dra., o que está acontecendo comigo é que uso aparelho ha 8 anos e a “mordida” está difícil de encaixar do lado esquerdo. Após uma das manutenções do aparelho ortodôntico no mês de Dezembro/15, senti pequenos estalos sempre ao acordar e tentar bocejar, não achei nada demais e também não sentia nada, apenas os estalos continuaram; só que agora estou sentindo um verdadeiro incômodo dos dois lados na face, uma dor com sensação de cansaço e uma leve dor de cabeça. Isso só pode ter relação ao uso do aparelho não é?? Estou preocupada que a dor e o incomodo se agravem. Poderia me ajudar de alguma forma???
    Agradeço desde já a atenção dispensada.

    1. Não necessariamente, Deisy. Na verdade, a relação entre problemas articulares e oclusais é meio obscura… uma coisa nao precisa ter a ver com a outra. Sugiro a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial.

  143. Bom dia Dra. Faz uma semana que estou com dor nos dois ouvidos e maxilar. Procurei um clínico e me receitou alguns antibióticos para controlar a dor. Comecei também a sentir gosto metálicos quando bebo água. Pode ser algum problema referente ao siso ou bruxismo?

    1. Marcos, pode ser o siso e pode ser bruxismo, também. Mas é preciso uma avaliação mais abrangente pra dar certeza do motivo desses sintomas. Considerando a localização da dor, sugiro a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial.

  144. Doutora, pode esclarecer minha dúvida? Desde já agradeço.

    Ha algum tempo, não tenho certeza, mas acho que em torno de 5 meses, tenho uma incomodação na mandíbula, no começo me incomodava mais, mas com o passar do tempo parece estar amenizando, por isso não fui a fundo para diagnosticar (apenas em uma ida rotineira à dentista, ela citou que poderia ser uma fadiga muscular e que eu tenho a mordida um pouquinho para o lado). Enfim, o que acontece é o seguinte: de manhã quando vou morder algo, a mandíbula estala forte e sinto como se estivesse cansada, mas já no almoço não acontece com tanta força, a tarde eu nem sinto isto acontecer, e só a noite, tenho a sensação de cansaço novamente um pouco.
    Tirando os estalos de manhã, sinto como se a minha mandíbula estivesse um pouco solta (isso com o lado direito, pois com o esquerdo está tudo certo), porque quando forço um pouco para o lado, ela parece que dá uma “caída” / “desencaixa”, o mesmo acontece se eu fazer uma leve pressão com a mão ao lado da boca.
    Eu fico pensando o que pode ser isso, se devo me preocupar mesmo estando mais fraco com o tempo que passou, o que devo fazer… Penso em que talvez, eu faça pressão com os dentes enquanto durmo; é nascimento de dente siso; ou talvez isso seja proveniente de uma mania de bater os dentes que tive a um bom tempo atras. A mandíbula não chega a doer, mas incomoda de manhã e um pouco a noite, parece estar gasta, ou algo do tipo…

    Bem, qualquer resposta com certeza irá ajudar a me orientar.
    Obrigado novamente.
    – Henrique, 16 anos

    1. Henrique, pelo seu relato me parece que você pode ter bruxismo noturno, por isso a sensação de fadiga muscular pela manhã, como sua dentista sugeriu. Durante o dia você pode fazer algum apertamento, e mais próximo da noite, o cansaço volta. Estalidos na articulação são comuns e não são um problema, em si… mas podem revelar alguma alteração. Sugiro que você procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial e fazer uma avaliação, há formas de se amenizar esses problemas. Sobre bruxismo eu falo mais especificamente aqui –> http://medodedentista.com.br/2013/08/bruxismo-o-habito-de-ranger-os-dentes.html

  145. Doutora, há duas semanas acordei com uma dor intensa, achei que fosse no ouvido, mas após ir no médico foi visto que meu ouvido estava bom, sem inflamação. Senhora, ja tinha me medicado com cefalexina, amoxilina, tandrilax, nimesulida…. Mds. Nada fez efeito! Estou a base de paracetamol, que não desinflama, mas alivia a dor, mas meu pai se preocupa, pois e um remedio forte. Ele pensa que isso foi causado pelo frio, o vento do ar condicionado no meu quarto. A maioria dos sintomas lembra a neuralgia do trigêmeo, a dor vai e volta, as vezes fraca e depois intensa que eu chego a chorar. Doutora, por favor, preciso de uma medicação. O que fazer? Pois tem pessoas que dizem que pode ser na realidade o dente do juizo, e analisando, realmente tenho tido dor no dente, principalmente atrás. Eu não durmo direito, não posso ouvir musica, não consigo mastigar direito. Minha boca não estala, não sinto nada.

    1. Sofia, pode ser o siso, sim. Mas também pode ser neuralgia, um problema articular ou um outro problema de origem dentária. Sugiro a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial.

  146. Dra. achei muito boas a suas respostas.
    Eu tenho assimetria facial do lado esquerdo, descobri a diferença no rosto por causa de pessoas que me deixavam constrangida com perguntas tipo VOCE ESTA COM DOR DE DENTE ou VOCE FOI PICADA POR ABELHA NO ROSTO, houve uma situação que estava na emergencia de um hospital com minha avo, estava muito mal, e o médico veio me atender porque ele achava que eu tinha paralisia facial. Eu fiquei muito mal e envergonhada, entao recorri a um ortodontista, ate então eu nao sentia nada de dor, apos 3 anos usando o aparelho começaram as dores dos dois lados da face, os estalidos, a boca travar e não abrir ou nao fechar como ja aconteceu muito, mas sempre volta para o lugar, sempre com muita dor. Nao mastigo nada duro porque doi, cansa e em alguns casos, trava.

    O uso do aparelho melhorou pra mim a aparencia, mas as dores, estalos, cansaço na mantibula e o travamento da mesma se da ao aparelho? Antes do aparelho não sentia nada disso, e de certa forma as dores na face parece que vai para os olhos, e da a impressao que tem algo puxando os nervos do meu olho direito, sempre que trava fica assim ou quando sinto cansaço.

    1. Antonia, não dá pra descartar a hipótese de que esses sintomas tenham ligação com o uso do aparelho, mas é inusitado que a melhora da oclusão tenha piorado sua articulação… então pode ser uma grande coincidência. De qualquer forma, sugiro a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial.

  147. Doutora, ontem a noite (22/01/2015) comecei a sentir um incômodo no lado esquerdo do rosto, meu maxilar doi em direção ao ouvido e dá uma sensação de inchaço, isso é muito grave? Meu maxilar pode se deslocar? Estou com medo, me ajuda!

    1. Difícil dizer o que está causando essa dor só com base no seu relato, Mariana. Pode ser um problema articular, dentário, uma nevralgia… depende. Sua mandíbula não vai se deslocar por causa disso. Se continuar assim nos próximos dias, procure um dentista pra avaliar.

  148. Olá!
    Cheguei a este site por curiosidade e em busca de solução ou pelo menos uma razão para o que sinto.
    Quando bocejo estalo bastantes vezes a mandíbula, por vezes até parece que a articulação temporo-mandibular se vai deslocar e sempre que estala com mais força dói-me. Quando não estalo parece que ouço “migalhas”. Já experimentei limpar os ouvidos com mais frequência (se limpo mais fico sem cera absolutamente nenhuma acabando, assim, por destruir a protecção contra parasitas externos e comprometer a lubrificação necessária ao bom funcionamento do ouvido). Já experimentei também fazer a lavagem das fossas nasais com soro fisiológico com mais frequência (visto que as estruturas crâniais estão todas ligadas entre si) que me causa algum transtorno porque sinto que os ouvidos vão explodir.
    Vale a pena referir que os meus cisos já nasceram. Apesar de me terem causado alguma dor, que presumo ser normal, não causaram deformações na dentição. Quando usei aparelho ortodôntico foram-me deixados alguns espacinhos para que os cisos empurrassem os dentes sem causar deformação. Vale também indicar que tenho episódios de bruxismo ao longo do dia, mais fortes quando estou em stress.

    Se me puder ajudar a encontrar uma razão para os estalos, agradeço.

    1. Daniela, a ocorrência de estalidos e crepitação (o som de “migalhas” ao qual você se refere) não é um problema em si, muita gente os têm. Eles são resultado de algum “desarranjo” intra-articular que, embora não seja um problema, pode ser sinal de que algum dia haverá. Enquanto não houver dor, em princípio, ok. Sugiro uma avaliação com um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial, principalmente considerando que você tem bruxismo.

  149. Boa noite, esta me dando um caroço que parece um inchaço no pescoço, perto da garganta do lado direito, ele aparece quando mastigo, passa um tempo ele some, não doi só incomoda, como se fosse uma dor muscular, eu notei que isso acontece quando tomo agua gelada ou sorvete.

    1. Jussimara, pode ser reflexo de um problema na garganta ou em um dente, um linfonodo (popularmente chamado de “íngua”) infartado… depende. Procure um dentista ou médico pra avaliar.

  150. Olá doutora! Hoje bati a cabeça na parede e fiquei com a área um pouco abaixo da mandíbula doendo. Depois, quando fui passar a mão nessa área, senti meio que um “galo”. No começo doía quando eu abria a boca, mexia a cabeça, mas depois a dor passou e ficou uma sensação de peso pela área. preciso fazer raio X?

    1. Acho que não, Bruna. Esses sintomas devem ser pela “pancada” mesmo, sem maiores consequências. Apenas fique alerta, se a dor piorar em vez de melhorar com o passar dos dias ou se você tiver outros sintomas como inchaço, por exemplo, procure um dentista pra avaliar.

  151. Boa noite! Minha mãe vem sentindo dores insuportaveis no maxilar, já foi em clinico geral, passou um remedio durante 5 dias e mandou ir ao dentista. Hoje ela foi ao cirurgião bucomaxilofacial, ele passou um rx panoramico, mas ela continua sentindo muita dor, amanhã, sábado, vai fazer o exame e só segunda vai ser a consulta, será q essa dor vai passar? O que posso fazer para essa dor parar, por favor me ajude, dra!!!

    1. Sandra, difícil dizer a causa disso sem nenhum exame. Pode ser algo articular, pode ser inflamatório, etc.. Quanto à dor, sua mãe pode tomar um analgésico a que esteja habituada mas, sem saber a causa, não há garantia de controle da dor.

  152. Olá, Doutora! eu fui comer biscoito e a minha mandíbula começou a estalar e ta me incomodando muito, pq isso ta acontecendo?

    1. Hugo, se isso começou de uma hora pra outra, provavelmente é apenas um incômodo passageiro. Observe nos próximos dias, se o incômodo nao for diminuindo, procure um dentista pra avaliar.

      1. DE UMA HORA PRA OUTRA COMECEI A SENTIR DORES NA CABEÇA (apenas quando eu mexo a cabeça… na hora de escovar os dentes por exemplo… como se tivesse um trem solto na cabeça) SE NÃO MEXO, NÃO SINTO NADA… MAS É SÓ MEXER QUE SINTO AS DORES (DOI SÓ ENQUANTO ESTOU MEXENDO), FIZ EXAMES DE SANGUE E NÃO DEU NADA… O QUE PODE SER Dra.?

      2. Doutora Ana Tokus, tudo bem?
        Preciso de uma orientação. Estou sentido tanta dor na mandíbula que nem consigo dormir. Doi próximo aos olhos e ao ouvido também. E muito desconfortável. Tem algo que eu possa tomar p aliviar? Obrigada pela atenção.

        1. Belionice, sem saber o motivo da dor, difícil sugerir um tratamento, que pode ser medicamentoso ou não. A causa pode ser articular, pode ser uma enxaqueca ou até uma sinusite. É preciso uma avaliação mais criteriosa.

  153. Olá Dra. me ajuda! Eu sempre tive estalos na mandíbula, várias vezes acordava com a boca travada, mas no decorrer do dia tudo voltava ao normal. Há uma semana minha boca travou e não destravou mais. Estou sentindo dor e cansaço no lado esquerdo, enquanto isso, os estalos do lado direito aumentaram. Não consigo abrir a boca totalmente, o que tem atrapalhado minha alimentação. A noite o incômodo fica pior, o que tem atrapalhado meu sono tbm. Fui em dois dentistas especialistas em DTM mas cada um disse uma coisa. O primeiro disse que minha mordida não está encaixando e o tratamento seria um desgaste em alguns dentes para encaixar a mordida e o maxilar se destravaria imediatamente. Já o segundo disse que o tratamento inicial é com analgésicos e que eu teria que fazer uma terapia comportamental pro resto da vida, seguida do uso da placa por causa do bruxismo (sempre tive tbm). Eu não sei o que fazer, estou com muitas dúvidas. O tratamento é caro nos dois dentistas, porém são diagnósticos e tratamentos totalmente diferentes. Será que pode me orientar a respeito? Obrigada.

    1. Cyntia, se você tem bruxismo, o tratamento proposto pelo segundo especialista é útil de uma forma ou de outra. Me parece que ele acha que a origem desse “travamento” é o bruxismo. Não tenho como afirmar que é, mas pode ser. Já o primeiro especialista acha que a origem do problema é oclusal, e a relação entre problemas articulares e oclusais é discutível. Eu começaria pelo que propôs o segundo especialista. (mas que fique claro que a “menos especialista” aqui pra opinar sobre o assunto sou eu 😉 ).

  154. Olá doutora, há mais ou menos uma semana venho sentindo uma pressão muito forte na gengiva do lado direito superior todas as vezes que deito para dormir desse lado. Estou aguardando a extração de um siso nesse mesmo lado, que está nascendo sem quase haver espaço. Essa pressão pode ter relação com o siso ou pode ser algo da mandibula mesmo ?
    Além disso, quando trinco os dentes tenho a impressão que meu rosto desse lado fica “um pouco mais alto” próximo ao pé do ouvido.

    1. Pode ter a ver com o siso sim, Patricia. Provavelmente já há um processo inflamatório, o que explica o leve edema (inchaço) e o incômodo quando você deita e o fluxo sanguíneo na região aumenta.

  155. Ola dra. há uma semana atras fui no dentista para um procedimento simples, contudo percebi que ele usou uma borracha para abrir minha boca e senti que abriu demais. Depois disso sinto uma pressão grande na mandíbula, estalos e estalo no ouvido quando engulo. Vc acha que foi algum erro dele que possa ter causado isso? Nunca tinha ocorrido antes.

    1. Não Rodrigo, não é incomum que a articulação fique meio “estranha” depois de consultas mais longas ou que exijam que o paciente abra muito a boca. Essa “borracha” é só um auxílio. Via de regra, isso se resolve de forma espontânea, em alguns dias.

  156. Infelizmente sinto dores no ouvido esquerdo, fui no otorrino 2 vezes e me disse que não tinha nada no ouvido, quando fui ao dentista e ele viu minha boca disse que eu precisava usar aparelho numero 3, e meu caso era cirurgico, já que minha mandibula cresceu mais que o normal. Depois disso não voltei mais ao dentista, porém sinto dores no ouvido tres dias sim, um não etc… Sera que essas dores podem ser resolvidas depois da cirurgia que preciso fazer para corrigir minha mandibula ?

    1. Gomes, se há indicação de cirurgia, sim, a cirurgia pode ajudar na resolução da dor, que não deve ser no ouvido, mas na articulação da mandíbula. Procue um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar.

  157. Bom dia, Ana

    Tudo bom? Então gostaria de saber um problema… Eu acordei hoje com a boca meio pesada, quando abri para bocejar, doeu debaixo do ouvido… cara é como se fosse um momento que alguém esta enfiando uma agulha no meu ouvido… agora nem posso mexer muito que dói debaixo do ouvido e no ouvido – aparentemente. Não é exatamente no ouvido.

    1. Kelvin, pode ser só uma dor passageira, um “mau jeito”, digamos assim. Difícil dizer porque é muito recente. Aguarde mais alguns dias, se o problema persistir ou até piorar, procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar.

  158. Ola, boa tarde, hoje apareceu me como uma bola ao pe da entrada do ouvido, doi me muito, a dor sobe me a cabeça, o que devo fazer… obrigada, aguardo a sua resposta.

    1. Carla, pode ser tanto problema na articulação quanto no ouvido. Sugiro que você procure um médico pra verificar se o problema é de ouvido. Não sendo, procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar a articulação.

    1. Rafael, considerando a “pancada”, é esperado que haja dor. Se continuar doendo nos próximos dias, procure um dentista pra avaliar a articulação da mandíbula.

    2. Olá Dra. ontem estava em uma festa conversando com minha esposa e senti um estalo bem alto na minha mandíbula, após ele não consigo mais abrir a boca sem sentir fortes dores apenas do lado direito da face, próximo ao ouvido. Ha tempos vinha escutando pequenos estalos ao mastigar qualquer alimento um pouco mais duro, e agora não consigo sequer me alimentar normalmente, pois sinto muita dor. Sei que devo procurar um médico mas moro no interior de MG – São João Del Rei e não faço ideia qual medico pode me ajudar por aqui. A senhora saberia me indicar alguém nesta região? Muito obrigado.

  159. Boa noite Doutora, faz uns 3 meses que sinto muita dor no maxilar direito e apareceu trés ínguas em mim, uma em cima do maxilar, outra em baixo da orelha e outra no pescoço. Não consigo abrir a boca direito nem pra comer e sinto muita dor de cabeça.
    Será que é DTM?

    1. Pode, Tathiana. Sugiro a avaliação, primeiramente, de um dentista (pode ser clínico geral, pra considerar outras causas pra essas dores). Caso ele não encontre outras causas além da articulação, ele mesmo vai encaminhar você pra um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial.

  160. Boa tarde, doutora. Sou a Carol e tenho 25 anos. Há 15 dias apareceram várias aftas no lado esquerdo da minha bochecha e da minha língua. Estão começando a cicatrizar agora, que estou usando pomada de xylocaina. Porém, hoje estou com uma dor forte no maxilar esquerdo e com ele bastante inchado. A dor é mais como um calafrio muito forte ao comer (aliás já senti esse calafrio nesse local, mas sempre foi só uma “pontada”, que passava rapidamente). O que poderia ser?

    Existe alguma chance de câncer na laringe ou na boca? Perdi recentemente um tio por câncer de laringe, e ele apresentava os mesmos sintomas. Porém, ele sempre abusou excessivamente de álcool e cigarros. Nunca fumei cigarros e fiz uso abusivo de álcool por, aproximadamente, 4 anos. Há um ano, bebo socialmente.

    Obrigada!

    1. Caroline, eu não pensaria em câncer neste momento. Os sintomas que você descreve podem representar um monte de coisas, e a mais improvável delas é câncer. Mas, claro, considerando o histórico familiar é essencial procurar um dentista (de preferência estomatologista) pra avaliar. “Calafrio” no dente pode ser só sensibilidade dentinária, como pode ser problema de canal, por exemplo. As aftas, por sua vez, podem ter várias origens. Enfim: é preciso avaliar.

      1. Certo, farei isso!

        Acredito que eu ainda esteja assustada com toda a situação ocorrida, e dessa forma não tive como não associar os sintomas.

        Obrigada!

        1. Claro, é compreensível. Felizmente câncer de boca não é tão comum quanto outros tipos, mas ainda assim é sempre bom procurar um dentista pra avaliar.

  161. Olá Doutora, há uns 3 meses comecei a sentir dor no maxilar e a partir daí começou a estalar sempre que faço alguns esforços, às vezes quando acordo para conseguir abrir a boca causa um estalo e uma dor enorme, devo fazer um raio x?

    1. Deve procurar um dentista, João… de preferência especialista em DTM e Dor Orofacial. Geralmente, em se tratando de problema articular, o exame de escolha preliminar pode até ser uma radiografia (pra avaliar anatomia, etc.), mas existem outros exames de imagem mais adequados.

  162. Ola Dra, esses dia mordi muito forte com o lado esquerdo da boca, mania de tentar bater uma presa na outra, acordei com dor ao mastigar e forçar a mordida, sera que meu caso vai melhorar, pois parece que tudo ocorreu por ter forçado a mordida.

    1. Marcos, provavelmente sim. A tendência é o incômodo diminuir com o passar dos dias e desaparecer. Se isso não acontecer, procure um dentista pra avaliar.

      1. Entendo, a dor ja diminuiu de certa forma, doi quando tem que abrir muito o maxilar um pouco e ao morder, se a articulação estiver inflamada, e normal demorar bastante tempo, tipo mais de uma semana?

      2. Oi, boa noite eu estou com uma dor muito forte no ouvido, boca do lado esquerdo, já fiz uma ressonância e diz que eu tenho um desgaste ósseo, já tomei 2 injeções hoje e estou tomando um remédio pra dor, mas não passa, tem alguma coisa que eu possa fazer pra conseguir melhorar?

        1. Desgaste ósseo onde, Thaise? Na articulação? Provavelmente é questão de trocar a medicação analgésica. O ideal é fazer uma avaliação com um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial (se você já não o fez. Se fez e foi ele que prescreveu a medicação, entre em contato com ele).

  163. Bom dia!
    Doutora, meu nome é Patricia, tenho 29 anos. Há alguns meses venho sentindo uma forte pressão e incômodo no céu da boca, as vezes associado a dores na região da mandíbula e dores de cabeça. Sinto muita tontura também, parece que vou cair. Já fiz exames com um Otorrino e não foi identificado labirintite. Tenho um forte estalo na mandibula do lado direito, há bastante tempo, que se desloca ao abrir a boca, procurei um médico especialista buco-maxilar e o mesmo me falou que se trata de uma disfunção da ATM. Já tomei relaxantes musculares e de nada adiantou. Agora estou usando placa miorrelaxante. Tomo remédios antidepressivos para controle de uma Ansiedade Generalizada. Gostaria de saber se este forte incomodo e aperto no céu da boca, dores e as tonturas podem ser mesmo de origem da disfunção da ATM?
    Desde já obrigada!!!

    1. Patricia, sim. Na verdade, me parece que a ansiedade é que desencadeia os demais problemas: a tontura, o incômodo no céu da boca e a DTM. DTMs costumam ter forte ligação com episódios de estresse e quadros de ansiedade.

  164. Dra., já senti zumbido no ouvido, porém não sinto mais, e agora todas as vezes que abro a boca estrala. Contudo gostaria de saber qual o tratamento.

    1. Karen, primeiro é preciso saber o que você tem – se é que tem – pra só depois propor um tratemento. Estalidos não significam, necessariamente, problema articular. Se houver dor, procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar.

  165. Oi, bom dia! Estava brigando com meu irmão e ele me deu um soco na boca e meu maxilar começou a doer um pouco. Eu consigo abrir a boca totalmente tendo apenas um incômodo, mas estou com medo de ter problemas por causa disso. Esta doendo apenas na mandibula quando tento abrir a boca toda e parece q tem alguma coisa incomodando quando a boca esta fechada. Para fechar totalmente e encostar os dentes esta incomodando tambem. Tem algo q eu possa fazer em casa mesmo?

    1. Juliana, o ideal é procurar um dentista pra avaliar. Mas provavelmente a dor e o incômodo se dá por causa de um processo inflamatório na articulação, e um possível “inchaço interno”. Enquanto essa inflamação não se resolver, vai incomodar. Faça compressas mornas no lado da dor e, se a dor continuar, procure um dentista pra avaliar.

  166. Olá Dra. Desde adolescente que meu maxilar sai do lugar as vezes. Agora estou tendo um incomodo no ouvido esquerdo e na cabeça do lado esquerdo. acha que pode ser diagnóstico de DTM? Ou devo procurar um neurologista?
    Obrigado.

    1. Gustavo, pode ser DTM, sim. Considerando que a mandíbula até se desloca, sugiro uma avaliação com um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial.

  167. Olá, hoje acordei com uma dor no maxilar perto da orelha no lado direito, quando eu abro a boca ou mastigo chega a estralar e dói, mas não é aquela dor insuportável, é só um incômodo. Isso nunca aconteceu antes, o que pode ser? Tenho uma viagem marcada pra daqui uma semana, consigo resolver isso antes ?

    1. Larissa, pode ser um desarranjo articular passageiro… por você ter dormido de mau jeito ou por ter batido o rosto, por exemplo. Na dúvida se a resolução disso é espontânea, e pra não atrapalhar sua viagem, seria bom fazer uma avaliação com um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial.

  168. Ooi, eu tenho 16 anos e nesses dias pra trás meu ouvido direito comecei a escutar mais baixo que o esquerdo, e meu ouvido começou a doer, sem querer eu bati ele e doeu demais e agora quando eu mastigo parece que da um estalo e doi, falei com minha mãe, ela falou que pode ser por causa das articulações, sei la achei que era só uma dor de ouvido, o que pode ser ?

    1. Sua mãe tem razão Camila, pode ser da articulação, sim. O ideal seria uma avaliação com um médico otorrinolaringologista, pra ver se a causa da dor é o ouvido mesmo. Se não for, pode ser articular… aí, procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar.

  169. Olá, tive dor de ouvido ha umas duas semanas atrás, uma inflamação devido ao uso incorreto de cotonete, machuquei, fiz o tratamento por uma semana com anti-inflamatorio diclofenaco, mas ha dois dias a dor de um lado do ouvido voltou a doer, mas n intensamente como era, mas minhas orelhas ficaram doloridas e começou a dar umas fincadinhas de leve, e a mandibula doi um pouco, sera q devo tomar os remedios novamente?

    1. Luanna, se a dor é no ouvido, eu não sou a melhor pessoa pra orientar você… o ideal é a opinião de um otorrinolaringologista. De qualquer forma, antes de entrar com medicação novamente, o ideal seria uma reavaliação.

  170. Doutora… estou mais ou menos com o mesmo problema do Hugo… dor na regiao do maxilar perto do ouvido ao abrir e fechar a boca… pra comer ta dificil… somente esse sintoma… o que pode ser? E o que fazer pra aliviar a dor a principio?
    Obs: so vou procura especialista se a dor persistir ou piorar.

  171. Doutora, preciso muito da sua ajuda !! Estou sentindo uma dor horrível na mandíbula, já faz uns 4 dias. Toda vez que abro a boca ou mastigo, sinto a dor. Sinto como se o lado esquerdo do meu rosto estivesse inchado. Estou desesperado !! Tenho uma viagem marcada para esse próximo fim de semana, mas não sei se devo viajar com essa dor. Amanhã mesmo vou procurar o dentista, pra ver se ele pode ver o que está acontecendo. Eu tenho 17 anos de idade, e tenho muito medo de ter alguma deformação no meu rosto, devido a essa dor. Me ajude.

    1. Hugo, houve algum incidente… uma batida no lado esquerdo do rosto, por exemplo? Se não, há algum dente cariado, no fundo, do lado esquerdo do seu rosto? Porque o problema pode ser tanto articular quanto dentário. Seu dente não vai ficar deformado (não pra sempre), mas é essencial que um dentista avalie pra determinar a causa do problema e tratar de acordo. Feito isso, em princípio, você pode viajar normalmente.

  172. Eu fiz uma avaliaçao com o otorrino, a medica examinou meus ouvidos ja que minha queixa maior era dor neles, como nao foi identificado sinal de inflamaçao ou infecçao, a mesma pediu para abrir e fechar a boca, dai ela ja identificou o “estalo”, me orientou ir a um dentista, ja que as dores no ouvido so tem aumentado.

  173. Dra., sinto uma dor no pescoço, cantinho da língua e dor se apertar na mandíbula superior e inferior, e muita dor d cabeça e peso na face… pode ser ATM ? Grata…

  174. Olá doutora, há algum tempo, em geral após o almoço, sinto uma dor aguda que parte do meu maxilar até o aparelho auditivo, durando alguns segundos. Hoje (21/11/2015), porém, essa dor voltou mais intensa e o intervalo de tempo para cessá-la foi maior, bem maior. Ademais, quando mexo meu maxilar de um lado para o outro ele estrala sempre do lado direito.

    Obrigado por dispor de seu tempo para nos responder!

    PS: A dor em meu maxilar é sempre do lado direito.

    1. Uânderson, pode ser um problema articular. Como é uma dor que já acompanha você por um tempo, sugiro a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial.

  175. Boa tarde! Estou com uma forte dor no maxilar, esta estralando quando abro e fecho a boca. O que poderia ser isso? Tem algum remedio que eu possa tomar para aliviar essa dor?

  176. Senti dor na maxilar superior e nas costas em julho, precisei tomar até antibiotico, melhorou um pouco, agora voltou novamente com as dores nas costas, parte superior, e no maxilar superior, passei em um clinico geral que disse que é muscular, parte costal, mas do maxilar ela nao confirmou, sera que devo verificar se é orofacial ? Agradeço sua atençao.

  177. Olá. Meu nome é Josiel, to com a boca doendo, olhei no espelho e perto do dente siso ta vermelho no canto da boca, não consigo nem abrir a boca muito, gostaria de saber o que eu faço?

    Att: Josiel

  178. Ola doutora, minha mãe tem 67 anos, usou a prótese dois dia, depois deste dia começou a doer seu lado direito… ela tirou a prótese, guardou e usou aqui, ela usava mesmo assim continuou a dor, levei no clínico, ele passou um antibiótico pra ela, melhorou um pouco… levei ela no otorrinolaringologista, disse que o ouvido da minha mãe está bem… mas a dor continua, e quando ela come qualquer coisa da aquela dor forte naquela hora. Depois daquela hora ela pode continuar que não doi mas… pelo amor de Deus me ajude, não sei o que e isso… estou aguardando a consulta do dentista especialista pelo SUS… pode ser alguma coisa mas grave? Doutora, muito obrigada.

    1. Erica, não me parece nada grave, apenas sua mãe ainda não se acostumou com a prótese. Me parece que é necessário algum ajuste, ela deve estar machucando. Às vezes é só questão de fazer algum pequeno desgaste e o problema se resolve. Procurem novamente o dentista que fez a prótese e relatem esse problema.

  179. Oi Dra. Ana Tokus. Minha saga começou entre julho e agosto, quando comecei a sentir dormência e aquecimento na face esquerda e uma dor fantasma rsrsrs na língua e céu da boca, pois parece que dói, mas quando eu toco não doi, fui ao dentista e ele disse que eu estou com dtm. E com dor constante na articulação, na nuca e com dor fantasma na bochecha, e dores nas costas. E reclamei com ele também o aparecimento de aftas, ele disse que isso pode ser emocional. E o dentista pediu para eu usar placa, e que eu procurasse um médico para que me receitasse algum calmante e estou usando rivotril! A dor desaparece por um tempo e depois que paro de usar o medicamento e a placa volta. Você acha que pode ser câncer? Mas sempre estou analisando vendo se tem manchas e se sangra se há o crescimento de algum osso, mas nada disso possui. Tem quase 4 meses, se fosse algo sério já teria aparecido alguma outra coisa? (Obs: dentista não pediu nenhum exame). Obrigada pela sua atenção, e seu blog é muito bom! O mundo precisa de mais pessoas como você!

  180. Boa noite Dra.,
    Faz 3 dias que sinto muita dor na articulação do lado direito da mandíbula. Não há estalo, dor de ouvido, nada, apenas esse incomodo quando abro muito a boca (bocejar, comer, etc). O que pode ser?

    1. Rafaela, provavelmente é um incômodo passageiro. Difícil dizer a causa, talvez tenha sido até você tenha dormido de “mau jeito”, forçando esse lado da mandíbula. Se nos próximos dias o problema não se resolver espontaneamente, procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar.

  181. Olá doutora,
    Fiz um tratamento de canal há uma semana atrás, logo que terminei com o antibiótico percebi que a dor é na mandíbula, foi de eu ter ficado uma hora com a boca aberta, senti muita dor no ouvido e cabeça, mas agora quase que cessou, minha preocupação no momento é a mordida que ficou errada com oclusão somente nos dentes de trás, porém voltei à dentista e ela falou que foi muscular por ficar realmente tempo c a boca aberta, ela me passou um analgésico e compressa quente (ela tem especialização em ATM), mas ainda fiquei preocupada se a oclusão dos dentes vai voltar e em quanto tempo os dentes voltam na posição certa?
    Obrigada.

    1. Luana, na minha opinião sua dentista tem razão, a causa dessa alteração na sua mordida é muscular e aos poucos ela vai voltando ao normal. Mais alguns dias.

  182. Boa tarde, já tenho dores ha algum tempo nos maxilares que fazem contacto com os ouvidos e a cabeça.
    Existem dias melhores, outros piores.
    Tive alguns problemas recentemente e foi a partir desses problemas que começaram estes sintomas.
    Que devo fazer, Doutora?

    1. Ricardo, o fator estresse tem forte ligação com dores na articulação, nas têmporas e na face, também. Sugiro a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial.

  183. Olá doutora, essa semana tive umas dores no maxilar direito, mal aguentava mastigar, agora está fazendo um barulho no ouvido direito como de fosse um assobio toda hora q mastigo, parece que assopra um ar de dentro… o que será… dor de dente ou ouvido…

    1. Max, talvez nem dente nem ouvido. Pode ser na articulação. O ideal seria a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial.

  184. Olá!
    Há mais de uma semana tenho sentido dores no meu maxilar próximo ao ouvido, sei que não é dor de ouvido, durante à noite qdo me deito tenho a impressão que ele vai saindo do lugar e tento procurar posições que ele se encaixe para eu conseguir dormir. Uma vez o meu maxilar do lado direito saiu do lugar com o susto e a dor dei um soco em mim mesma e ele acabou encaixando, isso já faz anos. Mas de lá para cá nunca mais foi o mesmo, ficava estalando e sempre ocorre incomodos. Agora essa dor é difícil, pois parece q quando vou comer ou falar ele vai desencaixar e fico com medo. Me ajude por favor!! Obrigada.

    1. Cristiane, sugiro a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial. Pode haver um problema articular em curso.

  185. Olá Dra. Ana.

    Semana passada senti muita dor de dente, e quando levantei pela manhã meu rosto estava inchado do lado esquerdo, fui ao dentista, cirurgião, ele abriu o dente que tinha restauração e rasgou minha gengiva para tirar a sujeira, saiu um sangue escuro, fui para casa e tomei uma benzetacil e anti-inflamatório na veia, e tratei em casa com antibióticos Amoxicilina de 875mg e diclofenaco de 300 mg fiquei por 4 dias, assim agora está desinchando mas sinto dor quando toco no osso do maxilar e um choque entre o ouvido e a mandíbula, e dor nas costas. Posso estar com algo sério?

  186. Doutora bom dia, me chamo Daniely, meu maxilar costuma sair do lugar dos dois lados quando abro a boca, sinto muita dor, ultimamente tinha deixado de acontecer, mas meus terceiros molares estão nascendo, só que o da parte de baixo ta nascendo deitado, e o de cima já ta apontando, to sentindo muita dor, será que é por causa dos dentes?

    1. Daniely, pode ser que a dor tenha a ver com os sisos nascendo, sim. Talvez seja uma associação entre o problema articular e a irrupção dos sisos. Procure um dentista pra avaliar, é bom fazer um exame clínico e uma radiografia pra avaliar a posição dos sisos dentro da gengiva. Pode haver indicação de extração.

      1. DRA BOA TARDE, FUI NO DENTISTA NA TERCA FEIRA PASSADA, FUI FAZER MANUTENÇAO E COLAR A PARTE DO APARELHO QUE SOLTOU, FIQUEI QUASE 40 MINUTOS COM A BOCA ABERTA, A SALA UM GELO, QUANDO ACABOU O PROCEDIMENTO JA NÃO SENTIA MINHA BOCA, TODO LADO DIREITO DORMENTE, NO DIA SEGUINTE VOLTEI LA O MEDICO DISSE: VC TEVE PARALISIA FACIAL POR CAUSA DO CHOQUE TERMICO. Dra, sera que foi isso mesmo, ou porque demorou demais com a boca aberta?

  187. Olá, preciso por gentileza que responda minha pergunta, minha mãe tem 67 anos, não tem dente nenhum, foi fazer uma prótese, usou ela dois dias, apareceu uma dor na gengiva de baixo e uma dor no ouvido, levei no clínico, mandou procurar o otorrinolaringologista, levei ela examinou o ouvido dela está perfeito… mas a dor da gengiva sumiu, quando ela bebe suco, come abacaxi, qualquer coisa na primeira hora depois fica so dolorida. Ela não tem mas dente, me responde por favor.

    1. Erica, se a prótese é nova, o incômodo deve ser por causa da ainda não adaptação dela ao uso da prótese. A dor não deve ser no ouvido, mas na articulação. Se o ouvido não dói mais, ótimo. A dor com bebidas ácidas provavelmente se dá por causa da alguma feridinha que há na gengiva. Se esse incômodo não se resolver nos proxímos dias, diga a ela pra procurar o dentista pra reavaliar. Pode ser necessário algum ajuste na prótese.

  188. Olá Dra. eu gostaria de saber o porquê de quando eu mastigo algo por mais tempo, por exemplo biscoito que são mais duros, eu só consigo abrir minha boca uma parte, pois doi se tentar abrir, e quando vou tentando fica estalando direto… O que pode ser, e é normal?

    1. Kamila, pode ser um problema na articulação da mandíbula. Procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar.

    1. Pode ser problema articular ou muscular, Alef. Procure um dentista pra avaliar (melhor se for um especialista em DTM e Dor Orofacial).

  189. Boa tarde, fiz uma obturação do lado D ontem e tomei anestesia, não sinto dor no dente, mas minha mandibula dói muito, minha dentista disse que é normal pois fiquei mais de 1 hora com a boca aberta. E que vai melhorar, não consigo abrir a boca inteira, isso é normal? Obrigada, Marcella.

    1. Não dá pra dizer o que é apenas com base no seu relato, Cleunice. MAs pode ser um problema na articulação da mandíbula. Se continuar assim nos próximos dias, procure um dentista pra avaliar.

  190. Bom dia, estou sentindo dores quando abro a boca, dói perto do ouvido, ou seja, na frente do ouvido, parece que a veia se altera e pulsa muito forte. O que pode ser e a quem devo procurar?

    1. Larissa pode ser algo na articulação na mandíbula em um dente posterior. Procure um dentista pra avaliar, identificar a causa disso e tratar de acordo.

  191. Tenho sentido muita dor de cabeça só do lado esquerdo, e uma específica no lado da cabeça! DOI tbm quando abro a boca toda, e tenho sentido estalos no maxilar. TEM a ver?

  192. Boa noite, doutora. Há uns quinze dias atrás, estava me alimentando e senti uma dor ao abrir a boca. Depois de uns três dias, minha boca estava abrindo pouco, e não estava conseguindo me alimentar. Fui ao hospital da região e tive um diagnóstico com um bucomaxilofacial, sendo que o mesmo pediu para eu tomar mioflex e fazer compressas de água quente 4 vezes ao dia. Ele analisou o raio-x e viu que não tinha fratura na mandíbula. Conclui o medicamento, sendo que ainda não estou conseguindo abrir totalmente a boca. Pode ser um problema na ATM? Seria bom fazer uma ressonância?

  193. Doutora, ha um mes sinto bastante dores no maxilar ao abrir e fechar, e no ouvido, ao dormir acordo com uma dor fina no ouvido e vai subindo pra cabeça so de um lado, não sei o q faço, me ajude, o q fazer?

  194. Olá, tudo bem? Eu tenho mordida cruzada e ha muito tempo tenho muita enxaqueca. Tem alguma relação? E uso do aparelhos ortodontico? Pode causar dor de cabeça também? Dor atrás dos olhos? Outra coisa, Dra. Todas as vezes que abro bem a boca, ouço um estalo. Isso é problema de DTM? Isso causa dor de cabeça?

    Obrigada !

    1. Amanda, pode ter a ver, sim. Mas não dá pra relacionar a enxaqueca com DTM de forma direta, é preciso a avaliação criteriosa de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra fechar um diagnóstico. Procure um. Estalidos são bem comuns e não configuram problema articular por si só.

  195. Boa noite dra.
    Faço tratamento ortodôntico ha 10 meses com aparelho fixo. Pois, minha doutora disse que eu teria que fazer uma cirurgia ortognatica para correção dos dentes e mordida que são muito tortos e separados. Então fui encaminhada ao CEAO do Rio de Janeiro para este tramento pré cirúrgico. E logo no início deste tratamento ortodôntico senti dores insuportáveis, onde tive até que retirar bandas e afrouxar o aparelho. Desde então faço o uso do T4B para dormir e duas horas diárias. Sinto muitas dores de cabeça, estalos constantes na mandíbula esquerda e dores no ouvido. As vezes, não consigo me alimentar, cheguei a perder 20/quilos por conta disso. As dores são insuportáveis. Desde então, ha quinze dias atrás, estava almoçando e senti um forte estalo no lado direito e desde então estou com muitas dores e sensibilidade. Não consigo bocejar nem abrir em demasia a boca. Sou professora e preciso muito da fala e da abertura da boca. Fui ao dentista que me trato e ela me disse que estes estalos sao normais. Mas realmente está doendo e dolorido demais. O que devo fazer? Aguardar a cirurgia? Sei que sou diagnosticada com DTM, mas será só isso? Estou realmente muito preocupada. Gostaria de uma outra opinião. Agradeço a senhora pela atenção.

    1. Ana, estalidos em ATM são comuns, mesmo… mas não acompanhados da dor que você relata. Você diz que foi diagnosticada com DTM… quem diagnosticou? Um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial? Porque se não foi um especialista, eu recomendo que você procure um pra avaliar. Não que o diagnóstico esteja errado, mas seria interessante entender melhor o que está acontecendo, porque me parece que você está indo direto do ortodontista para o cirurgião, e problemas de mordida nem sempre são causa de DTM (não há correlação comprovada entre uma coisa e outra).

  196. Comecei ha uns quase 2 meses atras com uma leve dor, parecia ser embaixo dos dentes… como se fosse uma sensibilidade quando bebia agua ou comia algo quente ou gelado doia muito, e as vezes do nada começava a doer…
    Fui tratada como sinusite, mas não adiantou, mesmo tomando medicamentos fortes para a tal sinusite tive uma noite infernal de tanta dor, como estou sem plano de saúde peço sua ajuda… será que tenho DTM?
    Obrigada.

    1. Thais, se dói com bebidas / alimentos quentes, parece ser um problema dentário mesmo, e não articular. Procure um dentista pra avaliar.

  197. Hj eu amanheci com uma dor terrivel na minha mandibula, mal consigo abrir a boca, nem consigo mastigar, doi tudo, minha cabeça, meu ouvido, escuto uns barulhos estranhos, isso pode ser o que ? E eu devo procurar medico ou dentista ?

    1. Juliana, pode ser um problema na articulação da mandíbula ou no próprio ouvido. Procure um médico otorrinolaringologista pra avaliar se está tudo ok com o ouvido. Se estiver, procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar a articulação.

  198. Dra. Ana, fiz a ressonância das ATMs não deu nada, tudo normal, já tou sendo avaliada por um especialista em DTM e dor orofacial. Doem meus dentes todos, um peso na arcada dentária, horrível isso. Dra. Ana, às vezes me sinto meio depressiva, n sei se tem a ver c essas dores. Obrigado dra. pela atencao.

  199. Boa tarde DRA.,

    Eu estou em tratamento de canal, e hoje passei com o dentista e depois que acabou a anestecia meu maxilar doi que não consigo nem abrir a boca, sera que o tempo que fiquei com a boca aberta tambem pode acontecer isso, ou pode ter acontecido alguma problema?

    O que posso fazer pra isso melhorar, pois ainda esta bem dolorido.

    1. Mari, a dor pode ser tanto do canal quanto articular, o que é comum quando se fica muito tempo de boca aberta. Descanse e, se for preciso um analgésico, converse com o seu dentista pra ele prescrever um.

  200. Fiz um tratamento de canal, dente 36… depois mais 15 restaurações. Tava tudo normal até que faltando pouco para terminar, estou tendo dificuldade para abrir a boca, não consigo abrir de uma vez, tem que ser devagar… e sinto dor no maxilar esquerdo, perto do ouvido, quando abro a boca… O que pode ser… Marquei para arrancar 4 sisos… Será que posso arranca ou não… Tenho que esperar a dor passar?

    1. Hugo, voce não vai conseguir se submeter à extração de 4 sisos se não conseguir abrir a boca. Pode ser que haja um problema articular então, se isso não se resolver nos próximos dias, sugiro a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial.

  201. Olá doutora, cheguei aqui justamente por causa de uma dor muito intensa no meu ouvido direito. Procurei um otorrino semana passada. Ele me fez várias perguntas e examinou minha cavidade oral. O doutor suspeitou que eu estava com este problema, pois não achou nada de errado no meu ouvido. Estou com cárie muito grave do lado esquerdo e por isso sobrecarrego o lado direito na mastigação. Ele também me disse que minha mandíbula está deslocada e me falou pra procurar um dentista da área. Estou com muitas dores da parte de cima da ouvido até o pescoço, mesmo com o antibiótico e o anti-inflamatório que o otorrino me receitou. Dá vontade de bater a cabeça na parede de tanta dor. Dá vontade até de chorar. Seria essa a solução?

    1. Parece que o problema pode ser articular mesmo, Mariana. Procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar.

  202. Dra. Ana, faz três meses q estou c dores fortes próximo d ouvido, já fui n otorino, nada tenho no ouvido. Ele disse q estou c DTM, de lá pra cá minha vida se tornou um inferno, só ando c dores, inchaço do lado do rosto, dores fortes nos dentes, fui no dentista, ele passou uma panoramica, na panoramica n deu nada nas ATMs, quer dizer, ele disse q tenho uma ATM maior q a outra, e um pouco de assimetria facial, e me recomendou extrair os 3 sisos, ele disse q depois q eu extrair esses dentes eu posso melhorar das dores. Minha pergunta é: será Dra. Ana q melhoro mesmo dessas dores? Minha outra dúvida é se extrair esses dentes, será q n pode piorar essas dores? Aguardo a resposta, atenciosamente.

    1. Josi, antes de fazer qualquer coisa você precisa de um diagnóstico preciso. O otorrino ACHA que você tem DTM, e o dentista ACHA que extraindo os sisos você vai melhorar das dores. Eu sugiro que você procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial e faça uma avaliação. Se o problema for DTM, trata-se a DTM. Se não for, vai-se buscar outras razões para a dor, entre elas podem estar os sisos. E havendo indicação de extração dos sisos, você faz isso. Porque não dá pra dizer, pelo seu relato, que extraindo os sisos a dor vai parar, muito menos que ela vai aumentar.

  203. Ola, fui bocejar e senti um forte estralo no lado esquerdo do meu maxilar… agora parece que tem uma bola quando tento fechar ou mastigar, e dói.

    1. José, pode ser só um incômodo passageiro, mas se essa dor não diminuir e desaparecer nos próximos dias, sugiro a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial.

  204. Olá Dra.

    Ultimamente venho sentindo um grande incomodo no maxilar, mais forte do lado esquerdo, não chega a ser dor, mas incomoda muito, e adquiri uma “mania” de ficar mexendo a parte inferior do maxilar de um lado para o outro, é como se aliviasse um pouco esse incomodo, a sensação é de pressão no ouvido e uma leve dor que vai do maxilar até o pescoço, e tbm estala muito… ainda não procurei nenhum especialista pqe não chega a ser nada insuportavel, apenas me incomoda muito. Isso pode piorar? Pode ser DTM?

    1. Rafaela, pode piorar e pode ser DTM, embora você nao identifique esse incômodo exatamente como dor. Eu acho que vale a pena fazer uma avaliação com um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial.

  205. Dra, sempre tive estalos na mandimbula, mas agora piorou, as vezes estou comendo e estala e a dor e tao forte que nao consigo comer mais nada e nem abrir muito a boca, ultimamente a dor nao passa mais, sinto dor no ouvido e cabeça, chegando a dar febre, pode ser DTM, que profissional devo procurar? Desde ja obrigada.

  206. Gostaria de dividir o meu caso, para ajuda na resolução do meu problema.
    Há muitos quando abro a boca ou mastigo algo sinto o barulho dos estalos, a ponto de quem estiver por perto ouvir, no ultimo ano começei a sentir terriveis dores na face e depois subia pra cabeça, sinto muita dor, nos ultimos 4 meses minha situação piorou, não consigo comer nada duro, ou que tenha que mastigar bastante, sinto cansaço ao mastigar e depois começa a dor, meu ouvido parece que esta o tempo inteiro entupido, as vezes parece um apito fino, sinto dor na face, não passa com nada, quase não consigo abrir a boca até para escovar o fundo dos dentes, sinto uma pressão horrível no olho esquerdo, parece que tem alguma coisa que está empurrado meu olho. Então decidi procurar um Neuro, fiz ressonancia da cabeça e nada, fui ao otorrino que pediu uma tomografia dos seios da face, e nada que identificasse a dor, o otorrino pediu uma ressonancia de atm e já me encaminhou ao cirurgião buco maxilo, que olhando o resultado já pediu liberação de cirurgia ao convênio. Estou aguardando a liberação do convênio, porém, não quero operar, gostaria de um tratamento paleativo, pra diminuição das dores, não quero me ausentar do trabalho, gostaria da sua analise DRA para opiniar se eu deveria realmente fazer a cirurgia ou procurar ou tratamento, e se caso necessário a cirurgia qual o tempo minimo que terei que ficar afastada das minha atividades? A ressonancia apresentou o seguinte resultado:
    Sinais de derrame articular bilateral, mais expressivo a direita.
    Deslocamento anterior do disco articular a esquerda com a boca fechada, nota-se redução / recaptura do mesmo com a manobra de boca aberta.
    Deslocamento anterior e lateral do disco articular a direita com a boca fechada, não se evidencia recaptura do mesmo com a manobra de abertura de boca.
    Excursão assimetrica das cabeças mandibulares com excursão reduzida a direita.

    Neste caso será realmente necessário a cirurgia na sua opinião?

    1. Lorena, pelo laudo da ressonância o disco articular, dois dos lados da sua articulação, sai do lugar quando você abre a boca. Do lado esquerdo ele volta pro lugar sozinho, do lado direito isso não acontece. Isso prejudica a abertura da boca, causa estalidos e certa assimetria. Não dá pra confirmar a necessidade de cirurgia só com base no resultado desse exame, já que eu não tenho outros dados importantes… mas pode ser necessário, sim. Mesmo que o cirurgião bucomaxilofacial faça a sua cirurgia, eu acho interessante, antes de tomar uma decisão, a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial.

  207. Parabéns pelo artigo e tb por reservar um tempo pra responder as perguntas!
    Dra., sinto muita dor de cabeca do lado esquerdo. Já extrai o siso, extrai o penúltimo dente e fiz e refiz tratamento de canal no último dente e nada de passar (dentes superiores). Será q foi algo na extração destes dentes? Ou posso ter DTM? Tenho a mordida cruzada com diferenca de uns 3mm. O dente do canal soh fez duas raízes… será q teria uma terceira escondida e seria a causa da dor? Sinto esse dente “pulsando” msm depois do canal refeito!

    1. Wellington, se a dor é só de cabeça, me parece que pode ser DTM, embora, sim, os molares superiores, via de regra, tem 3 ou mais canais e não 2. Se você sente o dente pulsando, pode ser que haja um canal ainda sem tratamento. É preciso investigar.

  208. Boa tarde. Minha mandilula estala quando estou comendo, o barulho é horrível e tenho vergonha de comer perto de pessoas, eu sempre tive uns estalinhos pequenos, passei por um estresse muito forte e agora o estalo está muito alto, sinto dores de cabeça todos os dias e na região do pescoço. O que fazer? Qual profissional procurar?

  209. Olá Dra. Recentemente tirei dois terceiros molares, faltam ainda mais dois. Ultimamente sinto como se tivesse mordendo a ponta da minha língua. A minha dentista disse que vou precisar de aparelho. Isso é devido ao terceiro molar empurrar os meus dentes ou algo assim? Fora a minha coluna que doí muito, e minha postura está inadequada.

  210. Dra, sinto como se tivesse ficado um pedaço de dente após extração do dente siso, fiz o raio x e nao foi diagnosticado nada. Se tivesse acontecido algo com meu osso ou resto de dente seria possivel ver ne? Se tivesse acontecido algo com meu osso ou resto de dente após a extração do siso seria possivel perceber no raio x?

  211. Olá, Dra. Eu acordei hoje de manhã e aos poucos comecei a sentir uma dor que me incomodava ao abrir a boca, mas ao decorrer do dia só piorou. A dor eu sinto proximo a orelha e cada vez esta mais difícil de abrir a boca.
    Uns tempos atras notava que quando forçava na mordida sentia um estalo na região, mas acontecia raramente. Que especialista eu procuro?

  212. Bom dia Doutora, eu tenho um estalo faz muitos anos, mas nunca doeu, isso é caso cirurgico ou tem remédio?

    Esqueci de dizer que o estalo é do lado esquerdo, friso dizer, mas não doi, tem remédio pra isso? Muito obrigado.

    1. Nem uma coisa nem outra, Ricardo. Na ausência de dor, estalidos na ATM não configuram problema articular, necessariamente. Muita gente tem estalidos, eu inclusive (do lado esquerdo também!), o que não requer tratamento.

  213. Olá Dra. Há 1 mês comecei a ter estalos do lado esquerdo da minha mandíbula quando abria a boca. Fui ao dentista, ela fez a placa e comecei a usar a noite. A dentista me recomendou ir a uma quiroprata para que minha mandibula fosse colocada no lugar. Já fiz três consultas com a quiroprata e agora minha mandíbula travou de vez do lado esquerdo. Ela não faz mais os “cliques”, mas ela travou e não consigo abrir muito, sinto dor se eu tento. Sinto que a placa me atrapalha, pois não consigo fechar a boca e estou com medo de nunca mais conseguir abrir a boca. Existe alguma chance da quiroprata estar atrapalhando assim como a placa? Estou muito assustada. Moro na Inglaterra e meu seguro viagem está cobrindo o tratamento mas tenho medo de continuar piorando. Obrigada pela sua atenção.

  214. Boa noite, Dra.
    Em cerca de 1 ano (ou menos), quando eu acordei para ir a escola, senti meu maxilar totalmente travado. Com a tentativa de abrir, acabei com uma dor muito intensa. Desde então, vez ou outra, ocorria a mesma coisa. Mas era muito rápido e voltava ao normal logo depois.
    Minha irmã se queixava disso também, só que com ela parou. No início do ano, reparei que a região da minha mandíbula estava um pouco inchada, e comer ou falar, virou algo insuportável.
    Antes de eu ir pra cama, fica muito dolorido, e acabo tomando analgésicos, que também me ajudam a dormir, e é o único jeito de “curar” minha insônia. Só de tocar no local, sinto um desconforto.
    Por não ser recente, já estou ficando meio preocupada. Isso atrapalhou meu rendimento escolar, fico mais impaciente, e nada ajuda amenizar a dor. O que posso fazer? :/

    1. Ana, procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar. Pode ser algo apenas passageiro, mas é importante determinar a causa pra tratar de acordo.

      1. Olá doutora,
        Estou gravida de 5 meses e muito preocupada, ao abrir a boca para mastigação sinto como se osso da mandíbula trepasse, já sentia antes da gravidez mas não era frequente, agora é diariamente, que procedimento é possível para o meu caso? Pode ficar pior?
        Me ajude.

        1. Simone, pode ser uma desarranjo articular passageiro, mas só avaliando pra se ter certeza. Sugiro que você procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial.

    1. Nem sempre as coisas se resolvem com remédio, Maria Eduarda. Existem outras formas de tratamento, se é que o seu caso requer tratamento. Procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar.

  215. Olá doutora, boa tarde! Tem mais ou menos 1 semana que eu comecei a sentir dores de um lado do maxila (o direito), não dei muita importância pois já tinha acontecido algumas vezes e parou sozinho. Ao passar 3 dias começou a doer dos dois lados, as dores eram mais fortes de manha, e sempre quando eu fecho a boca e forço os dentes ou quando abro demais. Não tenho nem ideia do que pode ser, pois não sou de mascar muito chicletes, nem tenho um histórico clinico de problemas com dentes, mordidas e etc.

    1. Junior, pode ser uma DTM (disfunção temporomandibular), algum problema articular específico, a ocorrência de bruxismo noturno (ranger de dentes durante o sono), uma sinusite, etc.. É preciso avaliar, cada caso é um caso.

    1. Mauro, a placa oclusal ajuda a proteger os dentes e o periodonto das forças que o bruxismo (hábito de ranger os dentes) causa, ajudando, também, a diminuir o trabalho muscular. Mas nem todo mundo que tem bruxismo tem DTM e nem todo mundo que tem DTM tem bruxismo… cada caso é um caso. O tratamento de DTM pode envolver fisioterapia, medicação, atenção psicológica, controle do estresse, cirurgia articular, etc..

  216. Oi Doutora, há poucos meses comecei a sentir uns estalos ao abrir minha boca, geralmente eles são mais fortes quando eu acabo de acordar. Isso apareceu bem na época em que eu mascava chicletes o dia inteiro, será que é decorrente disso? Será que devo me preocupar em ser uma DTM? Sem falar que incomoda MUITO, pois agora todas as vezes que estou fazendo alguma refeição sinto uns estalinhos, curtos e baixos, mas insuportáveis na hora de mastigar. =( Desde já, obrigada!!

    1. Milenna, pra ser DTM é preciso haver dor. Se não há dor, a presença apenas de estalidos – por mais chatos que eles sejam – não caracterizam DTM. Sim, o fato de você ter tido o hábito de mascar muito chiclete pode ter colaborado pra isso. Se permanecer assim, sugiro uma avaliação com um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial.

  217. Ola, fiz uma restauração no molar esquerdo no dia 9/7/2015. Depois de dois dias sentique a restauração ficou alta. Em seguida senti dores na mandíbula e tbm senti q a mesma (mandíbula) estava ficando torta. Senti dor intensa ao beber agua e cansaço na mandíbula. Agora sinto meus dentes pesados e quando pressiono os dentes sinto fortes dores de cabeça. Isso pode se tratar de uma DTM?

    Fui no meu medico hj, ele disse q deu uma “frepadinha”- algo assim q ele falou.

    Ele abriu o canal e colocou um medicamento dentro do dente. Me passou uns medicamentos: LISADOR e DEXAMETASONA, mas mesmo assim, ainda to sentindo as dores na cabeça, cansaço na mandibula e peso nos dentes.

    Obs: tenho um canal feito ha tres meses no dente da frente. Eu acho q as dores na cabeca vem por causa do dente da frente e não por causa do molar, POREM so comecei a sentir tais sintomas depois q eu fiz o tratamento no molar.

    Dra. tô preocupado, não sei qual o problema, nao sei se as dores sao por causa do dente na frente ou se é por causa do molar, ate pq, eu so sinto dor na cabeca quando pressiono os dentes da frente (dois de cima e dois de baixo) – APENAS DOR DE CABEÇA. ME ajuda por favor.

    TUDO ISSO FOI EM APENAS 6 DIAS…
    Preciso de uma solução ate pq, qro deixar bem claro pro meu dentista o q to sentindo.

    Sobre o dente da frente acho que é psicologico, pq nao tava dando problema… So qro saber se o problema é do canal no molar ou do tal dente da frente, q só recentemente veio entrar em questão. Um amigo meu morreu por causa de um caso parecido com esse…

    1. Deyvison, a restauração “alta” pode ter causado uma inflamação chamada “pericementite” nos tecidos em volta da raiz, por isso você está tomando anti-inflamatório. A restauração foi ajustada? Porque pela sua descrição a dor parece ter origem no dente da frente, então o fato de você ter tratado o molar recentemente pode ser apenas uma grande coincidência. Você notou se, por acaso, não tem rangido os dentes durante o dia ou durante o sono? Isso coloca bastante força sobre os dentes, e explicaria a dor dentária (que na verdade viria do periodonto, dos tecidos em volta dos dentes) e de cabeça que você relata. Seu amigo morreu como? De quê? Porque os sintomas que você relata não costumam matar, não…

  218. Eu senti um forte estalo na mandíbula há 3 anos, uma semana após colocar o aparelho fixo para corrigir dentes muito tortos. Estou agora no final do tratamento, porém sinto certo desconforto ao usar o aparelho móvel, além de estalos e barulho de “folha seca” de vez em quando. Gostaria de saber o que causa esse barulho de folha seca e se deveria me preocupar com ele. Já me conformei com os estalos, porém esse barulho me irrita e estão ficando frequentes. Eu vou procurar um especialista, mas gostaria de uma primeira opinião. Obrigado!

    1. Esse “barulho de areia” se chama “crepitação”, Adrieli. Isso significa que há um processo degenerativo em curso, pois as partes da articulação não estão bem lisinhas como deveriam. Mas calma, nao quer dizer que é grave, é algo muita dente tem (eu, inclusive) e não significa um problema imediato. Mas é preciso ficar de olho, porque em alguns casos mais sérios, como nas perfurações do disco articular, chega a ocorrer contato direto de osso contra osso, gerando deformidades nas articulações, chamadas de “artroses”.

    1. Um monte de coisas, Caroline. Um abscesso, uma pulpite, algo de origem muscular, uma neuralgia, um problema articular… não dá pra dizer apenas com base na sua – pouca – descrição. Procure um dentista pra avaliar.

  219. Doutora, estou com a abertura de boca reduzida há quase um ano, depois de um bocejo que dei. Já passei por diversos médicos, bucos, ortodontistas, fiz até uma cirurgia de atm ano passado e nada resolveu. Continuo do mesmo jeito, sentindo dores quando forço a abertura, e fortes estalos quando bocejo (uma leve inclinação para o lado quando bocejo também). Por favor, o que pode estar acontecendo? O que eu devo fazer? Estou desesperada. Esse caso pode piorar? Não tenho mais a quem recorrer aqui na cidade.

    Deixei mensagem em seu perfil do facebook explicando tudo direitinho. Não estava conseguindo mandar nada aqui.

    1. Raquel, você precisa da avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial… você procurou vários profissionais, mas nenhum especialista nisso. Quando há limitação da abertura de boca, pode ser por causa do deslocamento do disco articular pra anterior, a boca não abre porque a cabeça da mandíbula “bate” no disco e para.

      Não recebi mensagem sua nem no meu perfil pessoal no FB nem no do blog, a não ser que faça muito tempo e eu já tenha respondido. Já a que você “não conseguiu” mandar por aqui, chegou direitinho. 😉

  220. Ola doutora! Meu nome é Izabela, fiz um tratamento de canal ha 2 dias e o dentista usou 5 anestesias. Agora to sentindo minha mandíbula pesada e cansada como se carregasse um peso enorme, e sinto nela uma dormencia que vai ate a parte de tras da cabeça. Minha mãe disse q é por causa da anestesia e vai passar, que tudo é normal, mas eu n sei, ja escutei um estalos na mandíbula e ando muito nervosa. Vc acha q pode ser DTM? Estou preocupada.

    1. Poder pode, Izabela. Mas como o procedimento pelo qual você passou é recente, antes de pensar em algo mais sério, é bom aguardar, mesmo… talvez tudo se resolva espontaneamente nos próximos dias. Se não se resolver, procure novamente seu dentista pra reavaliar.

  221. Olá! Sofri uma queda da moto na sexta feira. Fui ao hospital, fui medicada, fiz raio x e tomografia e não acusou nada, então o médico me liberou. Só que ontem (segunda) comecei a sentir dores do lado direito do meu rosto (cabeça, ouvido e maxilar) e ao tossir, bocejar, me alimentar sempre dói mais ainda. E sinto que minha cabeça vai explodir. Já tomei dipirona 500mg, sedlax, meloxicam , doralgina e as dores não passam. Me ajuda, por favor! Não suporto mais ir ao hospital.

    1. Emilly, então pare de ir ao hospital e tomar remédios diversos por conta própria e procure um dentista. Pode ser um problema dentário, na articulação da mandíbula, alguma fratura / trinca que não foi identificada (você fez tomografia de que região?), depende. É preciso avaliar.

  222. Boa tarde, fiz tratamento de canal recentemente e o dentista fez radiografia e disse que a infecção já está sanada. O dente foi então fechado pelo mesmo. Entretanto sinto uma dor incomoda na região do ouvido. O dentista disse não saber o que pode ser e falou pra procurar um otorrino. O que pode ser?

    1. Samuel, pode ou não ter a ver com o tratamento de canal. Procure o otorrino pra afastar – ou confirmar – a possibilidade de problema no ouvido. Se estiver tudo ok e a dor persistir, seu dentista deve reavaliar.

  223. Olá Dra: Ana Tokus tudo bem?
    Preciso que você tire minha dúvida, sinto muitas dores na mandíbula, não mastigo os alimentos direito, pois sinto muitas dores nos dentes, tenho muito dor de cabeça e ouvido, e tenho muita sensibilidade nos dentes quando eu bebo agua, tanto faz gelada como natural, e quando eu abro e fecho a boca faz um barulhinho meio estranho. Isso tudo que eu sinto é preciso colocar aparelho???

    1. Uma coisa não tem nada a ver com a outra, Samara. Pode ser que você tenha indicação de uso de aparelho por uma série de razões, mas não necessariamente pelos sintomas que você relata. Você parece ter problemas articulares e sensibilidade dentinária, problemas que não se resolvem com aparelho ortodôntico. Sugiro que você procure um dentista pra avaliar, dependendo da avaliação ele vai encaminhar você para os especialistas adequados.

  224. Olá Dra., minha filha tem 2 anos e 10 meses há mais ou menos uns dois meses ela vem reclamando de dores no lado da bochecha um pouco abaixo do ouvido, já levei ela três vezes no hospital, eles a examinaram e foi dito que não era nada no ouvido e muito menos garganta, a doutora que a examinou me orientou a procurar um dentista. Será que pode ser algo grave, pois a dor que ela reclama nem sempre aparece, não é todo dia que dói, mas quando dói ela grita de tanta dor e não consegue comer nada. Ontem comprei um chocolate na hora q ela mordeu ela chorou de tanta dor q sentiu. Tomara que não seja nada grave.

  225. Olá Dra Ana…

    Dra, sinto estalo na mandíbula quando abro a boca ou estou mastigando, porém nunca senti dor alguma e nenhum desconforto.
    Minha dúvida é, esse estalo pode representar “alterações anátomo-patológicas severas da articulação temporomandibular”?
    Esse é um item incapacitante do edital do concurso q irei prestar e tô com bastante receio em relação a isso.

    Desde já, muito obrigado Dra.

    1. Joaquim, certamente estalidos na ATM não configuram “alteração anátomo-patológica severa da articulação temporomandibular”. Estalidos são bem comuns, eu mesma tenho desde criança, e nunca foram problema. O problema é quando há dor, limitação de abertura de bora, etc.. Pode ficar tranquilo.

  226. Olá Dra.
    Bom, não sei nem por onde começar.
    Vou resumir. Sinto muita dor na regiao da boca, os dente latejam. E o que mais incomoda é a dor no ouvido. É insuportavel e nao melhora com nada. Ja fui no otorrinolaringologista e ela disse que o meu ouvido é perfeito. Entao so podem ser os dentes.

    1. Pode ser algo dentário sim, Rogeria… ou na articulação da mandíbula. Sugiro uma avaliação com um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial.

  227. ESTOU COM MINHA MANDIBULA ESTALANDO HA QUASE 1 ANO E SINTO DORES INSUPORTAVEIS, AS VEZES MAL CONSIGO FALAR, ISSO PODE PIORAR, PODE OCORRER ALGO MAIS GRAVE SE NAO TRATAR?

    1. Dieneflher, se as dores são insuportáveis, você TEM que procurar tratamento… não faz sentido ficar imaginando o que pode acontecer se você não tratar. Pode piorar? CLARO. Procure ajuda e pare de sofrer.

  228. Oi Dra. Ana, fui na dentista que ficou perplexa… disse que ainda não havia visto uma mordida tão torta… Meus dentes estao tds desalinhados, tenho um deslocamento de maxilar. Hj qs 4 dias do inicio de tudo ja qs não sinto mais tanta dor… Fiz uma panoramica e amanha vou fazer uma ressonancia… Parece que terei que operar 🙁

    1. O importante é um bom diagnóstico pra tratar você de acordo e resolver isso, Lais. Fique tranquila, é pro seu bem.

  229. Dra, estou desesperada! Semana passada fui passar fio dental nos dentes como um dia comum, e quando fechei a boca, comecei a sentir uns incomodos no dente como se ele estivesse mais alto do que os outros, ao fechar a boca me dava a impressão que os dentes batiam primeiro neste especificamente e depois ao “forçar” um pouco encostava nos outros, já fazia mais de um ano que eu não ia ao dentista a ultima coisa que fiz foi tirar os 4 sisos ha mais ou menos um ano e meio atrás, pois bem, ao fechar a boca nesta noite sentia umas fisgadas no dente achei até que fosse cárie, passou dois dias fui ao dentista pois o incomodo persistiu e minha gengiva que fica entre os dois ultimos dentes (um deles o que está incomodando) começou a inflamar, a dentista tirou raio x e não tinha cárie nenhuma. Desses dias pra cá o incomodo não passa e se eu fico um tempo com a boca fechada sinto meu maxilar todo doer, fica muito dolorido isso durante o dia, fica difícil até pra dormir, e meu marido disse que de vez em quando eu fico rangendo os dentes enquanto durmo, o que pode estar relacionado à esse desconforto?

    1. Laryssa, não dá pra dizer especificamente o que está causando isso… pode ser um problema local, só no dente “alto”, e esse problema pode ter a ver com o bruxismo (o ranger de dentes) ou não. Ainda, o bruxismo pode estar relacionado a algum problema articular… enfim: é preciso procurar um dentista pra uma avaliação criteriosa.

  230. Bom dia Dra. Tirei os 4 dentes do siso e dia 21 ja vai fazer um mês, ainda não consigo abrir a boca por completo, mas visivelmente não tinha mais inchaço, porém, domingo passado tive um estalo do lado direito (o barulho foi mto alto, achei até q tinha quebrado meu dente), dps disso tenho dor pra mastigar e fez uma bola de inchaço no meu maxilar, o q isso pode ser? Minha mordida continua normal e por isso acho q não saiu do lugar, mesmo assim devo procurar um buco ou médico? Estou preocupada. Obrigada.

  231. Olá Dra. Ana, gostei muito de tudo que li!! Gostaria de saber sua opinião… Eu tive ha 15 dias atras uma otite no ouvido direito… Tomei a medicaçao necessaria e fiquei boa. Ha 2 dias atras meu ouvido voltou a doer… Porém com uma dor muito mais intensa que antes… Meu rosto do lado direito esta todo inchado e tenho muita dificuldade pra falar, mastigar e fechar a boca. Fui ao otorrino hj que disse que meu ouvido esta um pouco irritado mas nada justifica o inchaço e os outros sintomas… Mandou que fosse ao meu dentista pq ele achava que meu maxilar estava fora do lugar… Pf me diga se procede… Sinto muita dor e meu dentista ta marcado pra amanha a tarde. :/

  232. Olá Dra. há nove meses operei da atm, segui todas instruções para recuperação a risca. Só que de um tempo pra cá comecei sentir novas dores, e hoje ao comer uma bolacha meu maxilar estralou novamente e comecei a sentir uma dor horrivel, pior que as dores que eu sentia antes da cirurgia. O que pode ter acontecido?!

    1. Difícil dizer, Amanda… pode ser que alguma coisa tenha “saído do lugar” dentro da sua articulação. Se a dor continuar, procure seu dentista / cirurgião pra reavaliar.

  233. Ola dra, boa noite. Comecei a sentir dor intensa no dente do lado inferior esquerdo da boca que ia ate o ouvido. Fiz 3 canais em um unico dente e o endo me disse que ja nao havia sangue no nervo, as dores sumiram, mas agora 20 dias depois, voltei a sentir dor no tal dente, porem nao tao forte, e comecei a sentir tbem dor em um dente do outro lado inferior da boca, e as vezes doi de madrugada, e as vezes doi de uma extremidade ate a outra, meu dentista fez o rx do novo dente que tbem doi e disse ki nao tem nada. As vezes doi os superiores, ai me confundo e nao sei falar examente onde doi, raras vezes ao abrir a boca pra comer, ouco um estalar, e de vez enquanto sinto um ar dentro do ouvido, tbem notei aftas proximo a esses dentes ki doem mais, as vezes sinto os dois dentes da frente estalarem. E minhas gengivas estao retraidas em todos os dentes. Preciso orientacao de quais especialidades devo procurar e quais exames posso fazer para investigar e sarar esta dor, uma vez que no rx nao deu nada. Estou preocupada e preciso de ajuda antes que seja tarde demais…

    1. Geovana, tem bastante coisa aí! 🙂

      A dor após o tratamento de canal pode ser apenas por causa do processo inflamatório que ainda não se resolveu, dá pra dizer que é “normal”. De qualquer forma, se aumentar, é preciso reavaliar. Por você ter questões quanto à gengiva, sugiro a avaliação de um dentista especialista em periodontia.

      1. Ola dra., boa noite, como as dores permanecem, ao realizar uma visita e um rx panoramico a uma especialista eu fui diagnosticada com problemas de ATM, e o tratamento sera uma placa para dormir e um acompanhamento por uns 3 meses, em relacao as gengivas nao existe doenca periodontal, mas requer atencao mais q especial na higienizacao, devido afastamento das gengivas, tem sujeira se acumulando onde a escova nao alcanca. Obrigada por sua atençao. Adorei o site.

  234. Olá !
    Uso aparelho ortodôntico faz um ano e estou sentindo dores em minha articulação, apenas no lado esquerdo. Acabei de voltar de minha dentista e ela disse que deve ser por causa do frio ou porque comi pinhão… Porém estou preocupada.

    1. Vitória, se você mastigou algo mais duro, pode ser por isso, mesmo. Eu não me preocuparia. Aguarde mais uma semana pelo menos pra ver se a dor persiste, se sim, seria interessante uma reavaliação com sua dentista e, se ela achar necessário, a avaliação de um especialista.

  235. Olá, retirei os 4 sisos ja tem 6 dias e meu maxilar esta um pouco travado, não consigo abrir ele todo, so um pouco, e sinto pouca dor ao abrir. Pode ser trismo??

  236. Dra. Tive um travamento terça feira agora, entrei em pânico, minha filha faz odonto e falou sobre essa DTM, marquei uma consulta, uso aparelho ortodôntico e sou extremamente estressada, não sei se favorece.

  237. Ola. Dra, sinto dor de cabeça muito forte de um lado só do rosto, esquerdo, e de repente doi meu ouvido e meu pescoço, e quando abro a boca estala, o que será? To tomando remédio para dor todos os dias, e para piorar tenho retocolite ulcerativa.

    1. Elaine, pode ser DTM (disfunção temporomandibular). Procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar.

  238. Olá, ha um 25 dias estava tomando café e comecei a mastigar um pedaço de pão do lado esquerdo, e de repente senti como se uma veia, “eu acho”, começasse a pulsar e não parou mais, parou uma semana, na outra voltou, e essa veia vai até o ouvido, e tem vez que parece que meu ouvido vai doer mas não dói. E meu maxilar cansa, o que sera?

    1. Jefferson, pode ser problema de canal em algum dente nessa região que você relata… ou na articulação da mandíbula, como explico no texto. Procure um dentista pra avaliar.

  239. Olá dra., de ontem até hoje sinto uma dor no lado esquerdo do maxilar ao abrir totalmente a boca, como se fosse algo dolorido, já passei por isso ha uns meses (se for para ser exato, mais ou menos uns 6), e raramente uma pontada, da última vez passou com alguns dias, e agora espero para ver se acontece o mesmo, o que poderia ser? Deveria procurar um dentista?

    1. Como nao é a primeira vez que isso acontece, acho que seria uma boa ideia procurar um dentista sim, Robert. Pode ser que passe como da outra vez, pode ser que não, mas é importante entender o que está causando isso pra, se possível, evitar que ocorra uma terceira vez.

  240. Olá Dra. Em dezembro fui ao dentista com muita “dor de dente”, achava que já estava em estagio avançado pois doia o ouvido a cabeça e osso do rosto. Ele me diagnosticou com disfunção da ATM, tomei alguns remedios, usei a placa e resolveu. Porém ontem a dor voltou, só que agora a sensação é de dor atras do ouvido, uma pressão. procurei o dentista de novo que trocou uma restauração achando ser uma infiltração, mas ao abrir o dente não tinha nada. e a dor continua forte, me deixando irritada e sem saber o que fazer. Sera a ATM novamente?

    1. Géssica, afastada a possibilidade de ser algo dentário, é provável que seja a ATM novamente. É preciso avaliar criteriosamente.

  241. Ola dra., hj a noite estava brincando com a minha sobrinha e fui gritar, quando fechei a boca deu um estralo na esquerda da minha boca, no osso perto do ouvido, tem como eu fazer algo pra parar de estralar? obs: não DOI.

    1. Jakeline, se não dói, em princípio, você não precisa se preocupar. Esses estalidos devem desaparecer. Se isso não acontecer nos próximos dias, procure um dentista pra avaliar.

  242. Olá Dra.! Faz algumas semanas que ao bocejar sinto meu maxilar tipo sair do lugar. Evito até abrir demais a boca, seja para morder algo ou bocejar. Eu não sinto dores, de nenhum tipo, mas estou preocupada porque isso está sendo muito frequente. O que poderia ser? ATM? O que faço para isso não voltar acontecer?

    Obrigada pela atenção.

    1. Pode ser algum problema de ATM sim, Edjane. Se continuar assim, procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar!

  243. Olá Dra. já faz uns 5 meses que venho tendo dor no maxilar, principalmente quando eu bocejo. No começo só dava alguns estralos, agora sinto muita dor quando bocejo, faz estralos e não consigo abrir minha boca normalmente. Fui até minha dentista e ela disse que talvez seja o dente do siso. Só que é uma dor muscular, preciso de uma ajuda pois tenho que tratar logo esse problema.

    1. Thays, pode ser o siso, sim. Mas acho que vale a pena fazer uma avaliação com um dentista especialista em DTM, pra afastar – ou confirmar – a possibilidade de problema articular.

  244. Boa noite, doutora Ana Tokus. Sou advogado, especialista em direito do Consumidor pelo Procon, e estou com uma dúvida sobre o caso de uma amiga. Se a doutora puder que ajudar serei muito grato. Essa amiga fez uma cirurgia das ATMs há 2 anos e meio, depois de passar 15 dias internada com fortes dores de cabeça, e depois de vários exames a pedido do neurologista foi constatado que a dor de cabeça tinha origem nas ATMs. Foi realizada essa cirurgia com sucesso e ela não teve mais as dores. Há 30 dias essas dores voltaram, ela voltou ao médico que fez a operação e ele disse que provavelmente foi devido a anestesia que ela havia recebido no parto que tinha realizado ha 15 dias. Por desencargo de consciência ele pediu uma Ressonacia Magnética das Articulaçõeos. Ao ver o resultado ficou surpreso, pois a análise deu Luxação posterior do disco articular esquerdo e direito, Excursão assimétrica das cabeças mandibulares com hipoexcursão a esquerda. Ele disse que é um caso raro essa ocorrência e que ela vai ter que submeter a nova cirurgia. CD: revisão cirúrgica + artoplastia + ancoragem discos articulares. Acontece que ela está ha 10 meses no convenio e foi negado a cobertura de custos por ela ter declarado a realização dessa cirurgia anteriormente e por isso ela “tem uma doença e lesões pré-existentes. A minha dúvida é: 1 – Essa nova luxação pode ter sido consequência da primeira?; 2 – Pode ser considerada uma nova lesão e por “azar” ocorreu no mesmo lugar?; 3 – Pode ser tratada, como o plano diz, de uma doença e lesão pré-existente? Desculpa se estou extrapolando o intuito do seu blog. Como estou pesquisando para defende-la da recusa de cobertura do plano de saúde, achei a doutora muito atenciosa e com grande conhecimento do assunto, tomei a liberdade de pedir essa opinião e ajuda à doutora. Necessito de opiniões de médicos e dentistas diferentes para fazer minha defesa. Não vou divulgar seu nome nem opinião. Só pra entender, também por ser amigo da paciente e ela não estar suportando as dores, com uma agravante, ela acabou de dar a luz a um menino, tendo portanto que amamentar, e com essas dores está tendo dificuldades. Meu telefone celular, se a doutora quiser entrar em contato é 11 99758-0047. Desde já gradeço pela compreensão, e se a doutora achar por bem não se envolver nesse assunto fique a vontade. Se achar por bem enviar sua opinião por e-mail agradeço. Abraço.

    1. Plácido, eu vou levar essa questão pra uma colega especialista na área e respondo você por e-mail assim que obtiver uma resposta dela, ok? Abraço!

  245. Ola, fiz uma cirurgia na ATM, o osso ja colou, mas ela esta fora do lugar… com fisioterapia pode voltar no lugar…

      1. Entaum, eu fiz a cirurgia e o osso colou fora do lugar… eu fraturei numa queda que tive, o condilo colou e ficou fora do lugar, e o osso quebrado acabou colando fora da abertura da boca… o meu buco disse que nao tem problemas ficar assim, mas gostaria de uma segunda opiniao…

  246. Estou com dor na mandibula cada vez que abro muito a boca, começou ontem a noite depois de um bocejo. O que pode ser? O que eu faço?

    1. Rafael, pode ser que alguma coisa tenha “saído do lugar” dentro da sua articulação. Se isso não se resolver de forma espontânea nos próximos dias, procure um dentista especialusta em DTM e Dor Orofacial pra avaliar.

  247. Olá, desde ontem a noite eu estou sentindo uma dor na parte da boca, num tem os lábios? E naquela pele que fica por baixo dele. Doi muito toda vez que eu toco. O que será?

  248. Olá, boa noite
    Antes de ontem apareceu uma dor na articulação da mandibula, no lado esquerdo. Essa dor era acompanhada de pontadas latejantes na regiao temporal e de uma dor difusa na base do meu penúltimo dente superior. Passou um dia e hj estou c a mesma coisa no lado direito… apenas do lado direito eu sinto uma dor atrás do olho. Possivelmente eu tenho bruxismo, pois mtas vezes fico rangendo os dentes. O que poderia ser? Obrigado.

    1. Danillo, pode ser consequência direta do bruxismo ou ser uma DTM (disfunção temporomandibular). Procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar.

  249. Olá, era comum eu ouvir pequenos estalos ao abrir a boca, estes não incomodavam. Recentemente, cerca de 3 semanas, passei por um tratamento de canal em um dos dentes, a adaptação ocorreu bem. Alguns dias depois, passei a sentir a mandíbula travar, não consigo abrir a boca em sua amplitude normal e sinto dor no lado direito da mandíbula ao forçar a abertura que antes era comum. Um Bucomaxologista resolveria meu problema ou devo buscar ajuda de outro profissional?

  250. Meu Deus… Que dor intensa. Acabei de acordar e estou digitando, tomei um lisador pra ver se melhora. Dr. Boa noite, acordei com uma dor intensa na região da mandíbula com o crânio, nunca havia sentido antes. Ainda estou lendo os relatos anteriores, já que dormir já era. Abraço Att Jonhny

  251. Boa tarde, as vezes quando eu bocejo aparece um caroço embaixo do maxilar e não consigo fechar a boca, e dói, eu tenho que ficar relaxado pra voltar ao normal. Tenho que me preocupar? Isso é grave?

    1. “Embaixo” onde? Da mandíbula? Da articulação? De qualquer forma, se você precisa relaxar a musculatura pra conseguir fechar a boca, pode ser DTM (disfunção temporomandobular). Sugiro a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial.

  252. Dra. As vezes quando eu bocejo eu sinto meu maxilar meio que sair do lugar e voltar, e dói, sinto estalos constantes ao mexer a boca, e dores de cabeça, minha dentista do aparelho me disse que era ATM e que se eu quisesse ela me encaminhava para um especialista.

    1. Davi, eu acho que a avaliação de um especialista é uma ótima ideia. Se houver alguma alteração, ele(a) vai detectar e sugerir um tratamento.

  253. DRA., tenho bruxismo, meus dentes todos estão quase na raiz, só range a noite, não percebo, tao super sensíveis de tao pequenos que estão já. Minha mordida bate dente de cima com os de baixo, onde a mandibula deveria ser recuada. Já usei umas sete placas moles, se rasga toda eu mordendo a noite, a dura fica cheia de marcas das mordidas e fere muito a gengiva pq é dura, do lado direito da mandibula trava direto, só qndo consigo estalar que alivia. Qnd tento fazer estalar e não consigo é terrível, pq fica como se tivesse travada. Pergunta: o que tenho? Tem cura? Algum exercício ou aparelho que possa alinhar essa minha mordida? Obrigado dra.

    1. Carlos, você tem sintomas de DTM (disfunção temporomandibular). Sugiro uma avaliação com um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial. Quanto às placas, nunca mais use as flexíveis, elas não são apropriadas pra quem tem bruxismo e ainda podem piorar o problema.

  254. Dra: sei que nao tem nada a ver, mas eu estou com um problema aqui na lingua, ha aproximadamente 7,8 meses apareceram uns carocos e “buracos” na borda da minha lingua no final, perto do dente siso, dos dois lados da lingua. Nesse meio tempo eu fui ao medico e ele me indicou uma solução verde, eu fiz uso mas nao adiantou, tambem usei uma pomada amarela que nao lembro nome e nada, bom o que o que pode ser isso?

    Ah, tudo isso comecou depois que eu tive uma saburra lingual que ainda tenho. Gostaria de saber como tratar essas coisas?

    1. Rick, não tem como eu te ajudar apenas com base no seu relato, as informações são muito vagas. Se os sisos não nasceram ainda, esses “caroços” podem ser mordidas, processos inflamatórios, etc.. É preciso procurar um dentista pra avalair clinicamente.

  255. Bom dia!
    Por causa dos estalos, dores de cabeça, dores na mandibula e alguns dentes tortos que os sisos (já extraídos) entortaram, irei colocar aparelho fixo.
    Já fiz toda a documentação ortodontica e estou meio duvidosa em relação a solucionar o problema e em saber se o dentista da clinica que eu escolhi é confiável. Infelizmente, a dentista que faço tratamento não trabalha com colocação de aparelho.
    Tenho duvida, pois ouço falar de muitas clinicas que não tem solucionado problema de amigos meus. Por um acaso tem algumas dicas para me dar?
    Desde já agradeço!
    Ana

  256. Ola Dra, quando eu estava almoçando hoje meio dia começou a doer o lado esquerdo da mandibula, bem perto da junção da articulação, mal consigo abrir a boca, o que sera que pode ser? Meu ciso já esta nascido, e essa dor esta gerando muito desconforto.

    1. Pode ser algum desarranjo articular, mesmo que passageiro. Talita. Se persistir, procure um dentista (de preferência um especialista em DTM) pra avaliar.

  257. Ola doutora, ontem aconteceu um emprevisto e tomei um soco no rosto, e meu maxilar tende a doer ao abrir toda a boca, e tirando isso quebrei um pouco do dente central de cima esquerdo, e o outro a esquerda que irei no dentista fazer restauraçao. Gostaria de saber o que fazer quanto ao maxilar, e quanto ao dente, que ao ter contato com o ar doi

    1. Marcos, se a dor que você sente for apenas da “pancada”, não há muito o que fazer além de esperar (e tomar um analgésico). Já se ela persistir, pode haver um problema na articulação, e aí seria com fazer uma avaliação com o dentista. Converse com ele quando você for restaurar o dente e relate esses sintomas.

  258. Olá Dra, há mais ou menos 2 semanas voltei a usar minha placa de bruxismo (silicone), quando digo voltei a usar quero dizer que fiquei mais ou menos dois anos sem usa-la, enfim, eu estava mascando um chiclete e senti um estalo e um pequeno incomodo, e logo passou ao decorrer da semana tive outro estalo e um incomodo maior e ao decorrer da semana pude observar que só consigo juntar os dentes inferiores aos dentes superiores na parte da frente, de manha logo em que acordo, quando tento junta-los durante o dia sinto uma forte dor e estalos, fora isso não sinto outras dores na minha ATM e não tenho estalos ao abrir e fechar a boca, estou com dificuldade em “mostrar os dentes” e gostaria de saber por que de manhã não acontece esse problema, já ouvi dizer que a placa de bruxismo e a atividade de trocar fios de aparelho altera a mordida, porém passa, gostaria de saber se esse problema passa e se devo ou não continuar usando a placa, obrigada desde já !!!

    1. Aline, a placa é rígida? Porque se for de silicone mesmo, ou seja, flexível, não use. Além de não ajudar, pode piorar muito o problema. A mudança na mordida provavelmente está associada a uma diferença da posição da sua mandíbula dentro da articulação dependendo da hora do dia. Seria interessante uma avaliação com um dentista especialista em DTM pra ver o que está acontecendo e se requer tratamento.

  259. Doutora, estou com uma dor a 2/3 dias no lado direito da boca, não sei descrever ao certo o q esta doendo. Mas minha bochecha esta inchada, e dói o maxilar. Vou dormir a noite, dói minha cabeça e um pouco o ouvido. Quando vou escovar os dentes, eu vou enxaguar e meus dentes “congelam”, ficam muito sensíveis e latejando. Saberia qual a causa disso? Desde ja muito obrigada!

    1. Thais, parece ser sensibilidade dentinária, provavelmente em associação com uma gengivite. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  260. Olá doutora. Eu uso aparelho, o meu dente siso do lado esquerdo da parte inferior nasceu e minha mandíbula dói muito e estala quando eu mastigo ou abro e fecho a boca. Sinto muita irritação por isso. O que será que tenho?

    1. Ingrid, é possível que o nascimento do siso tenha “bagunçado” um pouco a sua mordida, mudado ela… e isso se refletiu na sua articulação da mandíbula (ATM). Provavelmente é algo passageiro, mas chame a atenção do seu ortodontista para o fato, assim ele pode avaliar e ver o que está acontecendo.

  261. Dra. faz ja um tempo que minha mordida tem estralado bastante, tanto a parte de cima como a de baixo, e faz um barulho que incomoda na hora de eu comer e de falar, parece que meu maxilar está deslocado, o que faço?

    1. Brendda, dói? Porque estalidos não são incomuns e nem representam problema, necessariamente. De qualquer forma, seria bom fazer uma avaliação com um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra ver se há alguma alteração, mesmo que temprária.

  262. Bom dia Doutora,

    Tenho uma filha de 15 anos, no inicio do ano ela reclamava de dor no ouvido, levei na otorrino e ela mandou procurar um dentista, então fui no especialista em atm, fiz vários exames de relaxar o musculo e veio o diagnostico, segundo ele o disco esta fora do lugar… Porem ela esta com um lado do rosto mais fino que o outro, o dentista falou que não vai melhorar com o tratamento e me cobrou 8 mil reais para tratar a dor, a minha pergunta e o seguinte, a senhora acha que um problema na atm faz com o rosto ficar com um lado mais fino que o outro? Vale a pena pagar 8 mil, já que não vai melhorar? A minha maior preocupação e aumentar o desvio de acordo com ela ficar mais velha.

    1. Se houver alguma assimetria entre as ATMs direita e esquerda, o rosto pode parecer “mais fino de um lado” sim, Elisangela. O que o dentista quis dizer – creio eu – é que DTM (disfunção temporomandibular) não tem cura, mas tem controle. Não é que sua filha não vá melhorar, ela vai, só que é um tratamento “pra sempre”, como numa doença crônica. Se for pra melhorar a qualidade de vida da sua filha, eu acho que vale a pena investir, sim. Se qualquer forma, vocês têm o direito de procurar uma segunda opinião.

  263. Dra., eu queria saber se o uso de aparelhos ortopédicos no passado pode resultar numa DTM. Eu tenho 15 anos, há 1 ano atrás eu usei um aparelho ortopédico (no meu caso foi o bionator, pois eu tinha uma deficiência na mandíbula) e atualmente eu tenho DTM, por isso eu gostaria de saber se há relação entre aparelhos ortopédicos e a DTM.

  264. Ola doutora, eu arranquei meu dente quarta feira dia 1, hoje faz 6 dias que retirei o dente siso, ate hoje sinto uma dor forte no local, fora a febre e o inchaço que esta meu rosto, a minha boca desde do dia que eu arranquei o dente nao abre e nao entra nada, nem um dedo, nem a escova de dente, nada nada, estou entao desde o dia 1 ate hoje sem comer nada nada, uma porque doi engolir e outra porque na entra nada… agua eu so passo nos labios, e normal isso e cada dia que passa piora mais e mais.
    Agradeço desde ja.

    1. Liriane, a dificuldade de abrir a boca é um sintoma pós-operatório comum, mas não da forma que você relata. Isso certamente não é normal. Procure seu dentista e relate esses sintomas, você precisa se alimentar adequadamente.

  265. Oi Doutora. Meu queixo estralou quando estava falando e depois de umas quatro ou cinco horas fiquei com um incomodo no mesmo lado. Acordei com uma dor não mto forte no ouvido e na garganta, para mastigar sinto um pouco de dor, ta um pouco inchado. Se Jesus caisse dentro de um buraco, proximo d vc, te pedindo ajuda vc pararia pra ajuda-lo?????? Se vc pararia, pare oq esta fazendo e envie esta msg a 08 contatos, e tera uma surpresa quando vc terminar d enviar. Eu aposto que vc nao tem tempo pra isso. As vezes quando eu mastigava sentia alguns estralos mas nunca deu dor. O que pode ser?

    1. Elisangela, estalidos, quando não acompanhados de dor, não configuram um problema na articulação da mandíbula, necessariamente. Primeiro você falou que sentiu um pouco de dor, depois que nunca deu dor… dói ou não? De qualquer forma, se há inchaço, acho prudente procurar um dentista pra avaliar, pode ser alguma coisa que nada a ver tenha com a articulação, como um abscesso por causa do canal de um dente, por exemplo.

      E se Jesus caísse num buraco, eu ajudaria ele sim. 🙂

  266. Olá Dra., quero primeiro parabenizar por responder todas as perguntas.
    Dra., eu estou sentindo muita dor de cabeça nos ossos do rosto, ouvidos tampados. As vezes trava quando vou engolir saliva, fui no otorrino, ele disse que estou com DTM, me encaminhou pra um dentista, ele passou uma placa de silicone pra eu dormir, mas ainda n usei e estou passando muito mal, só sinto melhor quando tomo um relaxante muscular, não sei mais o que fazer, obg.

    1. Roselaine, se o dentista indicou o uso da placa e você não está usando, eis o que que você precisa fazer: confeccionar e usar a placa. Apenas chamo à atenção para o fato de que essa placa NÃO PODE ser de silicone, ela TEM QUE SER RÍGIDA. Se ela for flexível, vai piorar o seu problema.

  267. Ola doutora, estou sentindo ha 2 dias umas dores na parte interior da bochecha, no lado esquerdo, tem um inchaço somente na bochecha do lado esquerdo interior. Quando abro a boca sinto uma dor em cima do último dente, também do lado esquerdo, mas não sinto dor nos dentes.
    Minha garganta tambem tem doido.
    Aguardo resposta!!!

    1. Nichollas, pode ser que esse dente esteja com problema de canal e precise de tratamento. Procure um dentista pra avaliar.

    1. Só pela sua descrição não dá pra dizer ao certo, Alex… podem ser os sisos nascendo. Diga a ele pra procurar um dentista pra avaliar.

  268. Dra., me tire uma duvida por favor. DTM pode causar problemas em relação a garganta, pois tenho bruxismo, minha ATM estala e sinto muito cansaço na mandibula, antes sentia fortes dores de cabeça que hj aliviou a dor, agora é mais no pescoço, na região posterior e na anterior, sensação de aperto na garganta, algo como se estivesse tapando a garganta.

    1. Michele, em princípio não há relação entre as 2 coisas. Sugiro a avaliação de um médico otorrinolaringologista pra afastar – ou confirmar – a presença de algum problema local na garganta.

  269. Olá, há uma semana, sempre quando acordo, sinto uma dor no lado esquerdo do meu maxilar e não consigo abrir a minha boca por completo, quando vou tomar café da manhã não consigo mastigar direito por causa da dor, tenho 15 anos, caso ajude de certa forma.

    1. Miguel, do lado esquerdo especificamente onde? Articulação da mandíbula? Mandíbula (osso de baixo)? Maxila (osso de cima)? Você relaciona isso a algum dente ou região específica?

        1. Seria interessante, então, a avaliação de um dentista especalista em DTM e DOr Orofacial. Pode ser um problema na articulação da sua mandíbula.

  270. Ola doutora. Ha 6 meses atras extrai meu dente siso do lado direito, o de cima e o de baixo do msm lado. E desde entao nao consigo abrir minha boca por completo. E agora quando acordo parece que passei a noite toda apertando a boca, como se eu tivesse forcando ela a noite toda. O que pode ser ? Pode ser pq tenho q extrair os sisos do lado esquerdo ? Me ajuda, pq nao moro no Brasil.

  271. Olá doutora, ha uns dias parece que minha boca está contraída e fechando da forma errada do normal, o que me vem causando muito incomodo inclusive no ouvido direito. O que pode ser? Pode ser meus dentes do juízo crescendo?
    Muito obrigada.

    1. Dependendo da sua idade, pode ser sim, Rebecca. Procure um dentista pra avaliar, uma radiografia panorâmica vai mostrar o posicionamento dos seus sisos e confirmar se esta tudo ok ou se a causa do problema é essa.

  272. Boa noite!

    Doutora,

    Já há um tempo venho sentindo o lado direito da minha cabeca dormente e meu ouvido tapado, e meu olho direito inchado, eu uso aparelho e tenho mordida cruzada.

    1. Max, sugiro uma avaliação com um médico otorrinolaringologista, além de um dentista clínico, pra afastar – ou confirmar – a possibilidade disso ter origem dentária.

  273. Doutora, eu sinto meu maxilar se deslocando quando como, estalos no ouvido, tontura, dor na nuca, o eu posso ter e o que eu posso fazer? Eu passei mal, senti o problema da mastigação forte ontem a noite como se minha mandibula estivesse indo para lá e para cá, me deu desconforto, me deu até dores de barriga, como se estivesse vazia, eu queria saber se isso tem a ver com minha mastigação.

    1. Depende, Karina. Pode ser algum dente com problema de canal, o siso nascendo, uma DTM (como explico no texto)… procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  274. Olá Dra. Eu queria saber por que estou sentindo uma terrível dor no ouvido direito e uma dor na mandibula também forte do lado direito, também junto ao senti-la bem pesada, outra coisa, qnd eu mexo a boca com movimentos rápidos a dor piora, eu não consigo usar o enxaguante bucal porque dói demais. O q pode ser?

    1. Lucas, não dá pra dizer o que você tem com base apenas na sua descrição, que é meio confusa, pra falar a verdade. O que dói com o enxaguante bucal? Enfim… se dói a articulação da mandíbula, sugiro a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial.

  275. Olá Dra. Ana, há cerca de 1 ano eu apresento quadros de disfunção da ATM, no começo fui atrás de diversos médicos mas não conseguia descobrir o que eu tinha, apresentava muita dor de cabeça e atrás dos olhos, foi então que me lembrei que havia tirado o dente do siso meses atrás e havia sido uma experiência complicada, o dentista demorou para conseguir retirar o dente e eu fiquei cerca de 3 semanas com dor no local, o que não é normal, comecei a pesquisar sobre dores de cabeça relacionadas a boca e descobri a disfunção da ATM, então fui atrás da minha dentista, que me indicou uma especialista em disfunção da ATM.

    Após fazer uma consulta com essa especialista tudo indicava que eu realmente tinha essa disfunção, também estava apresentando quadros depressivos e problemas psicológicos. A especialista mandou eu fazer uma ressonância magnética com os melhores aparelhos e local da cidade, procurar um terapeuta e a começar a fazer fisioterapia. Desde o meio do ano passado até hoje venho fazendo terapia e acredito que não me foi muito útil e o exame, conforme a especialista, deu que eu tive ATM mas que meu organismo já reagiu e não tenho mais, ela me indicou o aparelho para dormir pois eu também tenho suspeita de bruxismo por ter alguns dentes rachados. Uso o aparelho todos os dias e acordo com fortes dores atrás dos olhos e na nuca, costumo ter dores na mandibula também, a pior parte do dia é quando eu acordo, toda vez que acordo dores fortes e cronicas se elevam e ao passar do dia vão melhorando, mas ainda assim continuam. Também fui atrás de fisioterapia, onde realizei cerca de 10 sessões e pelo que percebi não tiveram resultado nenhum.

    Após esses diversos episódios percebi que minha dor de cabeça já não é mais a mesma, antes era focada como uma espécie de enxaqueca, mas agora é apenas nos olhos (que sempre estão com vasos dilatados, nem mesmo meu oftalmo conseguiu me ajudar) e na nuca.
    Atualmente venho fazendo terapia, abandonei a fisioterapia por não ter me dado nenhum resultado esperado, consulto essa especialista 1 vez por mês, uso o aparelho para dormir e faço alguns exercícios que me recomendaram de mandíbula e de pescoço, mas nada adianta, continuo a ter dores. Posso te afirmar que meu problema não é psicológico pois tive muitas felicidades ano passado e vontade de melhorar.

    As dores não passam e não sei mais o que fazer, gostaria de saber se você já viu alguém com o problema ampliado como o meu e se possui dicas ou ajuda. Essas dores atrapalham meu desempenho mental, físico e até social, faço faculdade e muitas vezes não consigo acompanhar algumas aulas ou ler livros com atenção devido às dores, antes das dores começarem eu apresentava boa disposição para esportes, ler livros e ter um bom raciocínio, mas agora essas dores estão sendo minhas piores inimigas e não há remédios, a não ser os que não me deixem com sonolência que resolvam isso também. Gostaria da sua ajuda e conselho pois estou desesperado, obrigado!

    1. Lucas, pelo seu relato me parece claro que você tem bruxismo, mas não necessariamente DTM. Creio que sua dor tem origem muscular, por causa do esforço do hábito de ranger / apertar os dentes, não tendo envolvimento articular, necessariamente. Outra possibilidade é que seja uma nevralgia. Enfim… um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial precisa avaliar você com bastante critério.

  276. Bom dia Dra!

    Bem, de um lado a minha mandíbula costuma estralar há um tempo e, há alguns dias, as vezes, ela costuma travar. Não sinto dores e nem nada, só um leve desconforto. Eu usei aparelho ortodôntico há uns anos atrás. Eu gostaria de saber o que eu tenho, e qual profissional procurar.

    Obrigada!

  277. Ola, tenho ATM, já fiz tratamento com a placa por 8 meses mas piorei, pois agora trava muito meu maxilar, eu vou fazer um outro tratamento novamente, pode ser q seja caso cirurgico?

  278. Dra., quando abro a boca e fico em frente do espelho, ao abrir a boca aparece uma bolinha no maxilar, coloco a mao e sinto, o que pode ser? E apenas de um lado, entre o maxilar e a orelha, não dói mas estou incomodada.

  279. Dra., tenho muitas dores de ouvido, de cabeça e o meu maxilar é muito pesado. Também passo a mao pelo queixo muitas vezes, pode ser atm?

    1. Pode ser DTM (Disfunção Temporomandibular) sim, Joana. Procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar.

  280. Ola dra.
    Tudo bem?
    Sofro com bruxismo ha anos… uns 12 anos, jah usei plaquinha… recentemente fiz um aparelho, tal de Aragão… Gastei 2.500,00 e de nada resolveu, grande problema é qdo meu maxilar estrala… no dia ou horas depois me vem uma dor de cabeça monstra… tomo remédio e de nada adianta, as x fico entre dois e quatros dias com dor… mas o problema é que as dores agora são mais constantes…
    Sera q tem algum lugar pra que eu possa buscar ajuda???
    Não aguento mais sofrer com essa dor…
    Obrigado,
    Deus abençoe a Ti… bjao

    1. Cristiano, parece que você, além de bruxismo, pode ter DTM. Nesse caso, é essencial a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial. Geralmente o controle é feito, além de outras estratégias, com o uso de uma placa rígida. Enfim… é questão de diagnosticar com precisão e tratar / controlar de acordo.

  281. Ola, quero saber o que eu tenho, pois tenho desde sempre ! Quando vou comer doi muito muito mesmo nessa regiao, principalmente coisas doces!!

    1. Lorrane, que região? Algum dente em específico ou a própria articulação? Dor com doces é sinal de cárie, não de nada articular. Procure um dentista pra avaliar.

  282. Boa tarde doutora.

    Eu tenho mordidas tortas, estou sentindo muito dor do lado esquerdo da face, olho e pescoço, gostaria de saber o que tomar para essas dores, estava usando um aparelho no ceu da boca, só que o aparelho furou minha lingua e tirei, estou a espera de outro, mas me diga se esse aparelho resolve o problema dos meus dentes.
    Obrigada.

    1. Priscila, a dor pode ter a ver com o aparelho ou pode ter outro motivo. O ideal é que seu dentista avalie pra determinar a causa, só assim será possível tratar de acordo. De qualquer forma, você pode tomar um analgésico, se precisar.

  283. Olá, bom dia Doutora. Eu fiz uma extração de dois sisos (superior e inferior) do lado esquerdo tem duas semanas e já consigo mastigar e tal, só que aí agora eu comecei a sentir dores para fazer a mastigação, no começo achei que fossem aftas abaixo da língua, só que acho que tá doendo demais pra ser afta. Parece meio que no osso. Não sei direito. Só sei que dói quando mastigo. O que pode ser?
    Atenciosamente, Alice.

    1. Alice, pode ser tanto a dor pós-operatória esperada (e nesse caso podem ser aftas sim, por causa do atrito do instrumental durante a cirurgia) quanto uma infecção… não tenho como afirmar se é uma coisa ou outra apenas com base no seu relato. Na dúvida, seria bom procurar seu dentista pra uma reavaliação.

  284. Tava mastigando um chiclete e comecei sentir uma dor no lado direito do meu maxilar, próximo ao ouvido, parece um nervo, mas foi a primeira vez e não sinto dor de cabeça nem estalos nem nada, o que poder ser?

    1. Aline, pode ser dor de ouvido ou dor irradiada da articulação da mandíbula (ATM). Procure um médico otorrinolaringologista pra avaliar, se não houver problema no ouvido, procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial e faça uma avaliação.

  285. Ola doutora boa noite ! Parabens pelo espaço cedido .

    Ha mais ou menos 2 meses meu maxilar esquerdo da uns estalos como se algo nao se encaixasse direito ao mastigar .

    Isso ocorreu apos eu ter ido ao dentista, sera que foi porque fiquei de boca aberta ? Relatei a ele e ele disse que é porque faltam 2 dentes na parte de tras, embora eu nao acredite nessa possibilidade , nao doi so estala, como se estivesse com dificuldade de encaixe .

    O que a senhora me aconselha ?

    Obrigado desde ja

    Robson

    1. Robson, pode ser pelo tempo com a boca aberta, sim. Mas apenas a presença de estalido, sem dor, não é um problema em si, não requer tratamento necessariamente. Muita gente tem estalidos na ATM, eu inclusive, sem que isso tenha maiores consequências.

  286. Minha mãe acordou sentindo fortes dores no ouvido interno, principalmente ao abrir a boca, o estranho é que ela dormiu bem e disse ter sentido pela madrugada um estalo forte, mas como estava sonolenta, pensou até que ela estava sonhando, mas logo ao acordar ela percebeu que estava com fortes dores no ouvido interno e ao abrir a boca as dores pioravam, o que pode ser, sendo que já se passou alguns dias e só esta piorando???

    1. Leíse, pode ser tanto um problema específico de ouvido quanto uma dor irradiada proveniente da articulação da mandíbula (ATM). O ideal é que um dentistas especialista em DTM e Dor Orofacial avalie, assim como um médico otorrinolaringologista, pra um diagnóstico preciso.

  287. Dra. Extraí os dentes do siso inferiores, ambos estavam deitados, na mesma posição, tirei o do lado direito em setembro, e o esquerdo em outubro de 2014, o esquerdo estava mais superficial, enfim, desde a retirada do esquerdo ouço estalos e ruídos do lado esquerdo sempre que mastigo, e se mastigo por mais tempo, cansa minha mandíbula, estou preocupada. Devo procurar quem retirou pra resolver? Será q tem como arrumar? Estou preocupada, o que faço?

    1. Gracinha, não é incomum que extrações de sisos deixem a articulação meio “estranha” por um tempo. A proximidade anatômica, a própria cirurgia e o tempo em que a pessoa permanece de boca aberta durante o procedimento podem causar esse “desarranjo” articular. Geralmente isso é passageiro, embora possa levar algum tempo pra se resolver. Se persistir, procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar.

  288. Boa tarde Dra., na última quarta-feira fiz uma raspagem, no meio da raspagem senti um estalo, o que me provocou desconforto, porém continuei fazendo a raspagem. No dia seguinte acordei com dor no lado esquerdo da boca, não consigo abrir a boca direito, escovar os dentes, bocejar, comer e morder alimentos, dói bastante, porém é uma dor que dá pra suportar, mas incomoda muito. Poderia ter deslocado a mandíbula ? O que devo fazer ?

    1. Maryanna, não creio em deslocamento, mas pode ter alguma coisa “fora do lugar” mesmo. Se isso persistir pelos próximos dias, procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar.

  289. Olá Dra. essa é a segunda vez que ocorre essa situação, da primeira vez que fui ao dentista logo que sai do consultório não consegui mais falar por conta da anestesia, a noite senti um estalo na mandíbula e ficou dolorida na hora da mastigação, e meu ouvido trancou, depois de uns 15 dias passou, agora fui novamente ao dentista e 1 ouvido trancou totalmente com zumbido, o que devo fazer, relaxante muscular pode me ajudar?

    1. Roseli, seria interessante a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial, assim como a de um médico otorrinolaringologista. É essencial identificar a causa da dor (se do ouvido mesmo ou da articulação) pra tratar de acordo.

  290. Doutora, domingo senti muita dor e estava usando aparelho, nao aguentei e retirei, mesmo assim continuo sentindo dores e fui ao meu dentista e ele me disse que eu ia ficar com problemas na articulacao, todas as vezes que eu ia e reclamava a ele sobre a dor ele me receitava remedios, mas nao aguento mais tomar remedios, qual seu conselho, obrigada desde ja.

  291. Olá.
    Já desloquei o maxilar uma vez ao bocejar, e me falaram que quando acontece uma vez tem maiores chances de deslocar novamente, faz mais de um ano e não se repetiu (graças a Deus), porém ha alguns dias tenho sentido dores fortes na região do ouvido e um cansaço