Mandíbula deslocada. O que fazer?

Sabe aquela expressão “fiquei de boca aberta”? Às vezes acontece mesmo!

Você certamente já ouviu falar no Desafio do Balde de Gelo, agora já é notícia velha. Pra quem estava em coma e não ouviu falar, consiste em desafiar qualquer um a jogar um balde de água gelada na cabeça ou doar 100 dólares para a ALS Association, organização sem fins lucrativos que arrecada fundos para pesquisa e ajuda pacientes com esclerose lateral amiotrófica. O que as pessoas têm feito é doar e, também, levar o banho.

Pois bem. A jovem inglesa Isabelle Roberts, de 20 anos, acabou deslocando a mandíbula durante o desafio e precisou ser levada para o hospital. O deslocamento parece ter sido mais por causa dos gritos do que da pancada. Infelizmente, a moça removeu o vídeo do incidente que estava no You Tube, mas foi mais ou menos isso:

Deslocamento de mandíbula

“Tentei fechar minha boca, mas não conseguia, pois estava trancada. Então, eu cheguei à conclusão de que algo estava acontecendo”, contou a moça. E estava acontecendo mesmo: uma luxação de ATM.

O que é luxação de ATM?

Luxação é o deslocamento repentino e duradouro, parcial ou completo, de um ou mais ossos de uma articulação. E a articulação que liga nossa mandíbula ao crânio é a ATM (articulação temporomandibular).  A luxação de ATM é, portanto, a perda de contato entre as 2 superfícies articulares: a cabeça da mandíbula e a eminência articular. Entenda:

Deslocamento de mandíbula

Quais os tipos de luxação de ATM?

A luxação de ATM pode acontecer de um lado só (com desvio de linha média, há assimetria facial e a mandíbula se desloca para o lado oposto ao da luxação) ou dos dois lados (sem desvio de linha média, há simetria facial e ambas as cabeças da mandíbula se deslocam à frente da eminência articular). A da moça do vídeo foi de um lado só.

Ainda, luxações de ATM podem estar ligadas a traumas (fraturas ósseas) ou serem atraumáticas, ou seja, apenas há o “desencaixe” dos ossos, mesmo.

O que causa uma luxação de ATM?

Um bocejo, uma mordida num sanduíche (!), uma gargalhada, uma pancada, extrações dentárias, anestesia geral, um balde de gelo 😉 etc.. São fatores predisponentes (que facilitam que uma luxação de ATM ocorra): fossa mandibular rasa e lassidão ligamentar (ligamentos “frouxos”).

Quais os sinais / sintomas?

Basicamente o aumento da abertura bucal, e a pessoa pode simplesmente não consegue fechar a boca. Há dificuldade de falar e o aumento da salivação (sialorréia). Dói? Nem sempre. Mas pode doer depois que o seu dentista colocar sua mandíbula no lugar de novo. Pra investigar melhor, podem ser pedidas radiografias (de Towne, lateral e oblíqua de mandíbula, panorâmica, etc.), tomografia e/ou ressonância magnética.

Qual o tratamento?

Colocar os ossos de volta no lugar, um procedimento chamado redução. Geralmente dá pra fazer a redução incruenta (sem cirurgia) no consultório do dentista mesmo, ou em ambiente hospitalar, nesse caso por cirurgião bucomaxilofacial (que também é dentista 😉 ). Na técnica de redução normal, faz-se apoio em região de trígono retromolar (atrás do último dente molar inferior) e se empurra a mandíbula para baixo, para trás e para cima (com o dentista à frente do paciente).

Existem outras formas de redução, como a Manobra de Atterbury e a Manobra de Watson Jones. Na primeira se coloca uma rolha de cortiça na região de trígono retromolar e o queixo do paciente é empurrado pra cima. Na outra, vários palitos de madeira (abaixadores de língua) são colocados aos poucos entre os dentes anteriores do paciente até que a boca dele fique BEM aberta, de forma que a cabeça da mandíbula volte para o lado de trás da eminência articular.

Por fim, há a técnica medicamentosa. Nela, injeta-se anestésico na articulação (zona bilaminar / retrodiscal) de forma que haja um relaxamento local. Esse relaxamento permite que a mandíbula volte para o lugar.

Quem decide qual é a melhor forma de reduzir a luxação de ATM, dada a situação, é o seu dentista. Por isso, se acontecer com você, busque ajuda profissional.

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: DTM e Dor OrofacialUrgências e Emergências

Marcadores:

491 comentários

  1. Olá, fiz uma operação para o meu dente do siso nascer, já que eu tenho o espaço na boca, minha dentista preferiu não remove-lo. Porém, teve uma pequena complicação e minha boca agora está torta. Não consigo mais abri-la reto, ela desvia muito para o lado direito quando abro e dói muito.
    Seria caso de fisioterapia ou operação?
    Obrigado.

    1. Luiz, que complicação foi essa? Quando foi a cirurgia? Se foi recentemente, pode ser um pequeno edema (inchaço) na região articular, por você ter ficado bastante tempo de boca aberta, por exemplo. Se for isso, se resolve até espontaneamente, com o passar dos dias. Mas fisioterapia pode ajudar, sim. Converse com o seu dentista.

  2. Olá doutora, venho sentindo uma terrível dor na parte onde fica a articulação da mandíbula, mas não dói só nesta parte, a dor está praticamente no rosto todo, na cabeça, nos olhos, nos dentes, mas principalmente na articulação da mandíbula, o que pode ser, doutora?

    1. Gustavo, pode ser articular, pode ser uma nevralgia e, até, alguma coisa de origem dentária. É preciso avaliar. Sugiro a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial.

  3. Oi doutora, meu maxilar trava (de boca fechada) todos os dias. Eu já contei pro meu dentista mas ele não parece mt interessado nisso.

    1. Mariana, sugiro a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial, pra ver se está tudo ok com a articulação da sua mandíbula.

  4. Olá Doutora, tudo bem?
    Vem acontecendo há um tempo, normalmente quando eu bocejo e abro bastante a boca quando vou fechar eu sinto um estralo, as vezes doi mas nem sempre, eu também venho sentindo minha mordida “errada” e as vezes acabo mordendo, não entendo pq disso estar acontecendo, se eu usei aparelho durante 4 anos e uma das razões de ter usado foi consertar minha mordida.
    Você acha que é sério ou é só passageiro ?
    Obrigada desde já!

    1. Kasi, pode ser só passageiro. Estalidos na mandíbula não são um problema em si, a não ser quando dói. Se continuar assim nos próximos dias, procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar.

  5. Oi, boa tarde! Levei uma pancada no rosto e desde então sinto dores pra mastigar (quase não consigo comer), no ouvido, no rosto, e tenho uma leve impressao que está torto, sem contar que estou com dores horríveis no pescoço, já tomei vários remédios pra dores e só alivia um pouco e volta novamente com as dores. O que devo fazer?

    1. Stephany, ir ao dentista. Provavelmente a articulação do lado que você levou a pancada está com edema (inchaço), devido a um processo inflamatório. Pode ser algo apenas passageiro, sem maiores consequências, mas vale a pena uma avaliação pra afastar a possibilidade de algo mais sério.

  6. Dra. Boa tarde,

    Gostaria de tirar uma dúvida. Há pouco mais de 10 dias meu ouvido esquerdo entupiu e desde então não desentupiu mais, no começo senti uma pressão muito grande, porém sempre sem dor. O direito também entope, mas com muito menos frequência. Fui no otorrino, usei antialérgico (tenho rinite), fiz audiometria e foi descartado problemas no ouvido. Tenho dois sisos pra arrancar, o de baixo está incluso e os dentes da frente estão bem entortados, já o de cima já nasceu por completo e os dentes aparentemente não estão entortando.
    Esse entupimento pode ser algo relacionado a ATM, mandíbula fora do lugar ou o siso por não ter espaço pode estar alterando o alinhamento dos dentes e ocasionando isso? Hoje em dia eu já não sinto mais a pressão no ouvido o tempo todo, mas ele continua entupido.
    Desde já lhe agradeço.

    1. Pode ter a ver com a ATM principalmente, Anderson. Mas não dá pra descartar alguma causa sistêmica, como uma variação de pressão arterial. Vale uma avaliação médica geral (além da extração dos sisos, se há realmente indicação de extração).

  7. Olá Doutora, há cerca de uns 3 ou 4 anos, meus amigos perceberam que a minha face do lado direito estava mais funda, como se tivesse levado uma pancada, entretanto, eu não havia sofrido nenhum tipo de trauma, e sequer sentia dores.
    Um tempo depois senti algumas caibras no maxilar, repentinas e pouco duradouras, onde ficava dificil mexer a boca. Procurei um buco certa vez, que me informou que era necessário exames como tomografia e panoramica, mas me explicou algumas cirurgias que me assustaram, e como não sentia dores resolvi deixar pra lá, vendo que o problema seria só estético. Aparentemente, existe algum procedimento para corrigir isso sem cirurgia? Até hoje do lado direito minha face é funda, principalmente na região da bochecha. Desde já agradeço!

  8. Bom dia doutora, depois que arranquei os 3 sisos da boca, comecei a perceber que quando bocejo minha mandíbula estrala na parte esquerda, às vezes é bem forte o estralo, depende da posição que meus dentes estão. Será que foi erro do dentista, quando foi arrancado ou era pra acontecer mesmo?

    1. Não precisa ser nem uma coisa nem outra, Helder. Estalidos em mandíbula são muito comuns, e não são um problema, em si. Procure seu dentista pra avaliar.

    1. Maria Clara, pode ser só uma situação passageira, mas como houve um trauma, sugiro que você procure um dentista pra avaliar se houve algum dano mais sério que requeira tratamento.

      1. Olá Doutora, eu costumava virar a mandíbula pra direita mas agr mudou foi para a esquerda, eu não consigo fazer as coisas que eu fazia, com a direita doi direto, pode me explicar o que é isso?

        1. Não entendi, Jonas. Como assim “eu costumava virar a mandíbula pra direita mas agora mudou”? Explique melhor, por favor.

  9. Olá doutora. Recentemente eu senti um estalo na parte esquerda do meu maxilar, a partir daí eu venho sentido algumas dores na mandíbula e dificuldades pra abri a boca por causa desses incômodos. Porém minha mandibula continua normal, ela não está torta e ela abre normalmente, apesar dos incômodos. Mas quando eu mexo ela de um lado para o outro eu sinto como se algo estivesse fora do lugar. O que poderia ser isso?

    1. Provavelmente algum desarranjo articular, Rafael. Um deslocamento de disco, por exemplo. Como há dor, sugiro que você procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar.

  10. Olá, doutora. Já faz algum tempo que tenho estalos no maxilar, mas nunca doeu, então nunca me incomodei.
    Há uma semana que eu não consigo mais abrir a boca direito, o maxilar dói no lado direito quando faço isso, e percebi que quando abro a boca minha arcada dentária de baixo vai muito para o lado, como se eu estivesse fazendo uma careta.
    Não sei se me fiz entender, espero que sim.

    1. Pelo que entendi há um desvio quando você abre a boca, Matheus. É provável que haja alguma coisa “fora do lugar” em um dos lados da sua articulação, um deslocamento de disco, talvez. Sugiro que você procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar.

  11. Parabéns pelo seu trabalho, muito esclarecedor, e pelo que percebi você é muito atenciosa a todas as perguntas. Parabéns e muito obrigado.

  12. Boa tarde!

    Ah um tempo atrás percebi que ao abrir muito minha boca o queixo da um “tranco” lateralmente e para fechar também. Recentemente comecei sentir dores pela manhã e certa dificuldade para abrir a boca devido a dor, o pequeno deslocamento ocorre com mais frequência e sinto que a “cabeça da mandíbula” está rangendo um pouco (não sou eu quem digo se é ou não a região, mas me baseei pela imagem apresentada acima). Pode ser um deslocamento, DTM ou algo do gênero? Obrigado.

    PS.: Irei procurar um dentista próximo para avaliar, mas gostaria de já estar me informando antecipadamente.

  13. Olá Dra. Ana!
    Bom, desde criança percebi que meus dentes inferiores ficavam a frente dos superiores, pesquisei e vi que pode ser mordida cruzada. Ha pouco tempo, bocejei e meu maxilar travou, simplesmente não conseguia fechar a boca (situação agoniante), fiquei mais de uma hora no hospital e depois de passar por três dentistas e tirar um raio-x, conseguiram com que minha boca voltasse ao normal. Depois disso percebi que a situação piorou e é como se minha mandíbula se afastasse cada vez mais, tenho medo de bocejar, dar gargalhada, mascar chiclete, etc. Não dói nada, o que me incomoda realmente é que quando sorrio, meus dentes superiores não aparecem, dando lugar aos inferiores, além de eu sentir que aquilo vem aumentando.
    O que será? Por que isso acontece? Me ajude por favor! Muito obrigado!

    1. São duas questões distintas, Adão: a oclusal (da mordida cruzada e dos dentes superiores não aparecerem quando você sorri) e a articular (do recorrente deslocamento de mandíbula). Não é uma “coisa” só que você tem, é preciso uma avaliação mais criteriosa. Sugiro que você procure um ortodontista e um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar.

  14. Doutora, eu tou com uma dor na mandibula, esta doendo pq eu levei uma bolada e não consigo mastigar nada, o que devo fazer?

    1. Eduardo, pode ser só da “pancada” e isso se resolver até espontaneamente. Mas o ideal é procurar um dentista pra ver se está tudo ok. Faça isso.

      1. Dra. Tenho dúvidas sobre o que tenho e também sobre o que posso fazer em relação ao caso.
        Tenho frequentemente deslocamento da mandíbula, queria saber o que me aconselha a fazer ! Obrigado.

        1. Alessandro, deslocamento mesmo? Sua mandíbula sai do lugar ou apenas estala? Se sai, volta em seguida ou é preciso recolocá-la no lugar?

      2. Dra., eu tou ouvindo uns estalos quando eu abro a boca, mas não sinto dor, isso faz 2 dias, eu uso aparelho movel, o que pode ser ?

        1. Talvez nada além de estalidos mesmo, Gustavo. Estalidos não são um problema em si, só quando há dor. Eu mesma tenho estalidos na articulação desde criança, sem qualquer problema, só o “barulhinho”, mesmo.

  15. Boa noite.
    Eu recentemente fiquei com o maxilar preso e fui obrigado a ir ao dentista, quando la cheguei disseram-me que tinha o maxilar torto. Acontece que o tratamento que eu estou a fazer é um aparelho dentário. Eu gostava de saber se estou a fazer o tratamento certo ou se esta solução foi mesmo só “para ganhar dinheiro” visto que aqui em Portugal o tratamento é bastante caro. Obrigado 😀

    1. Renato, nem uma coisa nem outra. Se você tem uma assimetria facial, o uso de aparelho pode ajudar, sim. Já com relação ao problema articular, em princípio, uma coisa não tem a ver com a outra… não se resolvem problemas articulares com uso de aparelho (embora possa ajudar em outros aspectos).

      1. Oi meu nome e Thais… o meu problema e ao contrário, eu fui comer abrir minha boca muito e ela tipo travou, fechei a boca e não consigo abrir ela totalmente, so pela metade e foi na hora de mastigar, o que eu faço, já vai fazer uma semana. Eu uso aparelho no dente.

        1. Converse com o seu ortodontista, Thais. O ideal é a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial, seu ortodontista pode indicar um.

  16. Olá, poderia por favor tirar uma dúvida minha?
    Na sexta-feira eu fiquei uns 2 minutos sem conseguir abrir a boca, senti uma forte dor do lado esquerdo da mandíbula, mais tarde ficou inchado, mas consigo abrir e comer normalmente, só dói quando encosto, porém, este lado do meu rosto está inchado, será que está deslocado? Se eu não for no dentista, ele não vai voltar ao normal? :'(

  17. Boa tarde Dra., uma coisa que eu tinha ha anos e só agora com meus 25 anos percebi com certa veemência que meu lábio não têm uma certa simetria correta, é bem pouca mas percebi nesses detalhes quando eu tiro fotos, e eu percebo algo diferente, antigamente eu pensava que era comum já que cada face é diferente uma da outra, mas esse caso mencionado ai no texto eu tenho, ex: o lado esquerdo sai alguns estalos quando abro e fecho a boca, se eu forçar muito na mastigação ou escovando a língua esticando a boca d vez em quando, o maxilar trava um pouco e sai um estalo bem forte que ate outra pessoa que estiver do lado escuta, (da ate aflição rs)… eu não uso aparelhos “ainda”, seria cabível eu usar aparelhos dentários depois averiguar com minha dentista sobre ortodontia maxilar e mandibular para alinhamento?

    Obg…

    1. Marcus, você relata uma série de sintomas que não estão necessariamente associados. Problemas articulares e oclusais, por exemplo, são coisas completamente distintas. Você até pode se beneficiar do uso de aparelho, mas não pra resolver uma questão articular. Sugiro que você procure tanto um dentista especialista em Ortodontia quanto em DTM e Dor Orofacial pra avaliar.

  18. Ola, ha algumas semanas estou sentindo muita dor no maxilar e as vezes escuto pequenos estalos quando vou abrir a boca para comer ou falar, estou preocupada, mas não me recordo de nenhum trauma ou lesão que tenha levado no local em questão. Gostaria de saber sua opinião, doutora, pois tenho medo de acabar deslocando o maxilar.

    1. Debora, isso deve ser passageiro mas, se esse incômodo persistir, sugiro a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial.

  19. Dra. Há duas semanas estou em tratamento por causa de um abscesso dentario. Estou tomando antibióticos e anti-inflamatórios, meu rosto ficou muito inchado e não consigo abrir a boca. Fica somente um espacinho não dá nem 1 centímetro. A dentista que me atendeu disse que quando desinchasse iria voltar ao normal. Mas já desinchou, não sinto mais dor (mas vou terminar de tomar os remédios). Será que vai voltar ao normal ou tenho que procurar outro profissional?

    1. Patrícia, e além da medicação, foi feito algum tratamento (extração ou canal)? Vai desinchar sim, mas se a causa do problema não for removida, o abscesso pode voltar.

  20. Olá doutora!
    Fazem 6, 7 meses que sempre ao acordar eu sinto como se minha mandíbula travasse no lado esquerdo, e sinto praticamente a obrigatoriedade de abrir a boca pra poder destravar, e assim ouve-se um estalo, as vezes muito forte. Já cheguei a me assustar muitas vezes pensando que vou acabar quebrando ou deslocando a mandíbula. Deixando bem claro que isso acontece praticamente todos os dias quando acordo, fica estalando por um bom tempo, as vezes me atrapalha até na alimentação, e depois para. Mas isso tem me incomodado todas as manhãs. Me ajude doutora. O que pode ser isso? O que tenho que fazer? Agradeço desde já se responder.

    1. Jonatan, e dói? A presença de dor é determinante pra que haja o diagnóstico de DTM. De qualquer forma, se há estalido pode haver algum desarranjo articular. Sugiro a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial.

      1. Não dói, somente me incomoda pelas manhãs, logo quando acordo. É como se fosse alguma reação da maneira como minha mandíbula fica enquanto estou dormindo. Ela trava e tenho que abrir a boca, pra que ao estalar seja destravada.

  21. Olá Doutora!
    Hoje mesmo, fui abrir a minha boca e senti como se a minha mandíbula tivesse dado uma leve deslocada. Apenas quando abro a boca no meu máximo. Fiquei preocupada e gostaria de saber se isso é apenas porque eu tinha meus dentes um pouco tortos, e comecei a fazer o uso do aparelho agora. É isso?
    Obrigada!

    1. Não Géssica, não dá pra afirmar que seja esse o problema. Não há relação direta entre problemas oclusais e de ATM. Procure um dentista pra avaliar.

  22. Ola doutora, faz 5 anos que coloquei o aparelho, após ter tirado o aparelho comecei a sentir estralos em um lado da mandíbula e também começou a sair do lugar, todos os dias quando eu acordava minha mandíbula estava fora do lugar e ao longo do dia ela voltava para o lugar, só que um dia eu tive que ir ao dentista fazer uma limpeza e eu estava com a mandíbula fora do lugar e tive que forçar a mandíbula e faz 4 semanas que minha mandíbula esta fora do lugar.
    Não sinto dor, alguns movimentos com a boca eu não consigo fazer porque dói e não consigo abrir a boca ao máximo. Fui ao dentista, ela pediu para que eu usasse o JIG para relaxar a musculação da mandíbula, mas até agora nenhum resultado.
    O que pode ser?

  23. Olá doutora, faz uns anos que eu sinto que minha mandíbula sai e volta rapidamente para o lugar. Ano passado estava fazendo tratamento dentário e a dentista também percebeu, porém, não me informou o que era e também não deu tanta importância. Vale ressaltar que durante minha infância eu dormia muito no sofá. Não sinto dores, só que isso me incomoda. Não lembro de levar pancadas, não pratico nenhum tipo de luta e nem coisas do tipo. Agradeço desde já. Abraços.

    1. Junior, não precisa ser algum tipo de problema articular específico… se não há dor, ótimo. Estalidos são comuns. Já se a mandíbula realmente sai do lugar, sugiro a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra um diagnóstico mais preciso.

  24. Doutora, hoje pela tarde estava brincando com meus irmaos de “lutinha”… Ti.ve uma sensaçao de golpe, só que muito insignificante, após 2 minutos do golpe sentia pequenas dores na mandibula ao abrir e fechar e nao dei importancia, depois de algumas horas minha dor esta mais intensa e sinto como se fosse uma dor de ouvido horrivel, além dos estalos a qualquer movimento da mandibula… Nao sei se o q tenho é temporal e estou preocupado porque nao consigo dormir… Gostaria de saber se pode melhorar com o tempo ou preciso de medicamentos e uma consulta… Obrigado desde já.

    1. Matheus, pode ser só da “batida” e pode, sim, melhorar com o passar dos dias. Mas o ideal é procurar um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar. Faça isso caso esses sintomas persistam nos próximos dias.

  25. Olá DRª, ha cerca de 3 anos estava jogando bola e levei uma bolada no queixo, no dia doeu um pouco, mas depois ficou normal, depois disso percebi que a vezes meu maxilar estalava quando eu o abria, porém não me importei, acontece que agora esta estalando mais, principalmente na hora da alimentação, não dói, mas estou preocupado, pois esta começando a incomodar quando mastigo, tenho que extrair três dentes do juízo, será que isso pode agravar? O que devo fazer?

    1. Jocielbe, se não dói, ótimo. Estalidos não são um problema, em si. A extração dos sisos, em princípio, não interfere com o problema (se é que há um) articular. Se você quiser mesmo uma opinião mais embasada a respeito, sugiro a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial, pra ver como está a sua articulação.

  26. Bom dia Dra. Ana Tokus! Há uns 8 anos atrás o meu maxilar começou a estalar todas as vezes que abro e fecho a boca, em algumas ocasiões ao abrir a boca não consigo fechar, tendo que usar as mãos para auxilar a fechar a mesma, na época comecei a sentir dores de ouvido, então procurei um dentista, e sem muitos exames ele me explicou +ou- o que poderia ser, e me aconselhou a usar um aparelho fixo onde minimizaria o problema, e as dores de ouvido acabariam, realmente o uso do aparelho funcionou, mas depois de quase 3 anos de uso do aparelho me abusei e pedi p tirar, os estalos continuaram, a dificuldade em fechar a boca, a fadiga no maxilar também (impossibilitando a minhas alimentações), mas até ai estava conseguindo relevar, mas há duas semanas as dores de ouvido começaram e estão a me incomodar muito… o que devo fazer?? Voltar a usar o aparelho me ajudar mesmo??
    Desde já agradeço sua atenção!!

    1. Esse aparelho seria uma placa interoclusal, Kássia? De qualquer forma, sugiro a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial.

  27. Olá Doutora!
    Acho que minha mandíbula está deslocada porque sinto dores e não consigo abrir totalmente a boca… e isso já faz mais ou menos uns 10 meses!
    No começo eram apenas estalos ao abrir a boca, logo após travou e quando eu finalmente consegui abrir a boca comecei a sofrer com dores no local. Ainda abro a boca com dificuldade pq quando forço sinto como se o osso saísse do local e voltasse rapidamente!
    Obrigada pela informações da materia!

    1. Arlane, acho improvável que sua mandíbula esteja deslocada, mas pode ser um deslocamento de disco articular. Considerando que já faz 10 meses que você está assim, acho essencial a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial.

  28. Oi doutora ana. Eu sou goleiro e o jogador bateu forte no meu queixo, ta inchado e doi quando vou mastigar ou fechar a boca doutora, como nao cortou sera que corro o risco de ter um coagulo ou de ficar uma ferida interna? A pancada foi no queixo do lado direito, mas o meu ouvido do lado esquerdo parece ta entupindo, e dores ao movimentar a boca embaixo do ouvido.

    1. Marcos, a dor deve ser da “pancada” mesmo… ainda mais se foi recente e ainda está inchado. Aguarde mais alguns dias, deve melhorar. Se não, procure um dentista pra avaliar.

      1. Olá…. Estou desesperada, sempre soube que tinha DTM, minha boca já travou 2 vezes, usava a placa, só que devido ao aparelho parei, estes dias fui fazer uma limpeza e a boca travou novamente, colocamos de volta, até aí tudo bem… De uma hora pra outra começou a fazer muitas vezes involuntariamente movimento, onde sinto tipo um osso passando no outro, não dói… Mas parece que a todo tempo vai travar, não posso abrir a boca de jeito nenhum, toda vez que abro isso acontece, onde moro só terá um dentista segunda… Durante à noite piora, não sei o que fazer… ?

        1. Você precisa da avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial, Clitia. É preciso um exame mais detalhado pra detectar o motivo desses deslocamentos de mandíbula recorrentes e propor algum tratamento pra isso.

  29. Agradeceria se você respondesse, tem uma foto aqui, você acha que esta fora do lugar? http://bit.ly/2aLokCu

    Meu dentista disse que poderia ser porque eu poderia comer mais de um lado do que de outro… mas eu queria consertar!

    1. Não Henrique, sua mandíbula não está fora do lugar. O que você tem é uma assimetria facial. É preciso determinar se ela é muscular, esquelética ou uma combinação das duas coisas pra sugerir alguma estratégica de correção (uso de aparelho, cirurgia, etc.).

  30. Tava jogando bola aí levei uma cotovelada na mandíbula, foi ontem mas ainda tá doendo, e quando vou fechar bocar dói.

    1. Junior, normal, por causa da “pancada”. Ainda mais se foi ontem. Se continuar assim nos próximos dias, procure um dentista pra avaliar.

      1. Obrigado doutora, sinto que meu rosto ta meio inchado, vou espera hoje, caso nao melhore procurarei um especialista aqui na minha cidade, obrigado pela sua atenção e bom trabalho pra voce.

  31. Ola, ha tres semana extrai um siso superior, deu aparentemente tudo certo, nao doeu, foi super rapido, o dente já estava bem para fora da gengiva.
    Sendo que depois de uma semana nao conseguia abrir totalmente a boca, e estou ha quase 4 semanas que extrai e continuo assim, já tomei diversos anti-inflamatorios, relaxantes musculares… gostaria de saber um opiniao, o que mais posso fazer, amanhã devo fazer uma sessão de laser.

    1. Beto, deve ser, ainda, o processo inflamatório se resolvendo. Nessa fase pode haver algum inchaço e trismo (dificuldade de abrir a boca), mesmo. Você está sob supervisão, em tratamento… agora é ter paciência e aguardar que seu organismo se recupere.

  32. Boa noite Dra. Ana!!
    Em algumas vezes quando bocejo e abro bem a boca embaixo do meu queixo ao lado esquerdo aparece um nervo, por alguns instantes começa a voltar pro lugar. É desconfortável e me preocupa. Podes me ajudar? Obrigada.

    1. Elaine, difícil dizer ao certo o que seria esse “nervo”, mas não creio que seja mesmo um nervo. Sugiro a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial, pode ser alguma alteração articular.

  33. Olá Ana, tudo bem?
    Há cerca de 2 semanas atrás houve um deslocamento dos dois lados da minha mandíbula, após um bocejo. Em seguida fui para o pronto socorro onde me sedaram (não lembro de nada) e quando acordei estava normal. Fiquei uns 3 dias com muitas dores e fui em um dentista, ele me disse que isso pode ser muito sério e fiquei preocupado, disse que pode ocorrer dos dentes ficarem amarelados e era melhor procurar um especialista urgente. Bom, nesse meio tempo não consegui ainda procurar um especialista, mas também não tenho mais nenhum sintoma de dor… só uma aflição que ficou, coisa psicológica mesmo. Você acha que isso pode ser agravar mais no futuro? Ou, é normal?

    1. Patrick, se não há mais dor, ótimo. Mas assim que possível, seria bom fazer uma avaliação com um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial. Não imagino o que seu dentista quis dizer com “pode ocorrer dos dentes ficarem amarelados”.

  34. Olá Dra. Minha dúvida é sobre o que devo fazer…
    Em 2013 comecei meu tratamento ortodôntico e recebi alta em 2015, após a retirada do aparelho fixo comecei a usar o aparelho móvel transparente.
    Depois de alguns meses minha mandibula começou a estalar e com um tempo ela travou de vez, de modo que eu não consigo abrir a minha boca totalmente. O estalo parou, mas tem dias que a dor é insuportavel. É impossivel comer algo ou até mesmo bocejar sem que eu sinta dor.
    O que devo fazer?

    1. Jhennifer, se há dor, procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar. Parece ser DTM.

  35. Doutora, eu estava jogando bola com meus colegas… e um dos meus colegas chutou a bola no meu rosto (lado esquerdo), mas foi sem querer… e ao chegar em casa fui almoçar e sinto dor no lado esquerdo ao abrir muito a boca… quando vou mastigar a comida começa a doer por causa do movimento que fazemos ao mastigar… o que sera que é? Isso passa?

    1. Provavelmente é só por causa da “pancada” mesmo, Gustavo. Isso deve se resolver de forma espontânea nos próximos dias. Se isso não acontecer e a dor se prolongar, procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar.

  36. Dra. Ana, eu estava comendo pipoca ontem e sem querer mordi forte um caroço do milho que não havia estalado direito. Na mesma hora senti um estalo no meu maxilar direito, acompanhado de uma leve dor ao abrir e movimentar a boca. Parei de comer e aguardei. A dor passou, mas dependendo do movimento que faço sinto uma leve dor, nada insuportável. Mas o que tem me incomodado mais é um desconforto que estou sentindo, como se meu maxilar estivesse pesado. O que pode ter acontecido? Pode ser algo mais grave?

    1. Lunnara, em princípio foi um pequeno trauma, que leva a um processo inflamatório. Isso deve se resolver até espontaneamente mas, se permanecer assim nos próximos dias, seria bom que um dentista avaliasse.

  37. Doutora, há cerca de 2 meses eu bocejei de um jeito q a minha mandíbula travou quando fui fechar a boca, como se eu tivesse deslocado, e senti dor. Abri e fechei a boca e ela voltou ao normal, sendo que a dor passou em seguida. No entanto, o meu maxilar começou a estalar algumas vezes depois disso, especialmente quando abro muito a boca. Não sinto dor, mas recentemente comecei a sentir uma leve pontada. Não sei se essa sensação é psicológica, visto que soube anteontem de casos de deslocamento da atm e acabei ficando preocupado.
    Por favor, pode me ajudar com qualquer informação?
    Grato desde já.

    1. Thomaz, pode ser meio psicológico, sim. Estalidos não são um problema em si, mas como houve um episódio de travamento da mandíbula, seria bom uma avaliação mais criteriosa. Procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar.

  38. Olá Doutora, Tudo bem? Faz uns meses que venho sentindo minha mandibula estranha, parece que as vezes vai descolar do lugar… antes estava bem menos, mas agora esta maior a frequencia e não sinto dor, são poucas vezes que deu uma dorzinha mas nada demais. Fui há mais ou menos 1 mes e meio atras do dentista e ela me disse que o aparelho irá resolver. Você tem a mesma opinião dela? Apenas acrescentando que tenho os dentes de cima mais pra frente dos que o de baixo, minha mordida é bem torta rs e nunca usei aparelho. Certa vez uma dentista me disse que minha mordida só seria arrumada em caso de cirurgia. Desde já te agradeço e peço que me respondas o quanto antes, pois estou muito preocupado.

    1. Miqueias, a relação entre problemas articulares e oclusais não é tão direta assim… então não dá pra afirmar que usando aparelho a sua mandíbula vai ficar ok. De qualquer forma, você obter vários outros benefícios do tratamento ortodôntico, tanto estéticos quanto funcionais. Se o seu caso for cirúrgico, ou seja, com envolvimento das bases ósseas (mas não severo), pode ser possível um resultado bom, compensatório, mesmo sem cirurgia.

  39. Olá doutora, tudo bom? Estou um pouco preocupado com minha mandíbula. Em minha infância, enquanto jogava futebol, um dos meninos veio com força em minha direção e me empurrou no chão, lembro que quando levantei do chão, minha boca não se fechava, e depois de uns dias, quando acordava, minha boca ficava travada, e eu tinha que colocar muita força contra ela, pra tentar abrir, e eu tinha muito medo de que com a força, saísse algo do lugar. Atualmente, depois de uns 5 ou 6 anos, de vez em quando eu acordo ainda com esse problema, só que não a ponto de me desesperar, é algo que passa conforme o dia, fora isso, quando forço-a para a esquerda, um estalo bem alto sai dela. Doutora, será que deve me preocupar?

      1. Ótimo. Seria bom avaliar com um especialista em DTM e Dor Orofacial, pra ver se há alguma alteração articular. Mas não há grandes motivos para preocupação.

      2. Muito obrigado Doutora, realmente tirou um peso das minhas costas, você não faz ideia! Continue com o ótimo trabalho!

  40. Comigo foi ao contrário, acordei um dia desses com a boca não abrindo completamente. Já usei o disjuntor palatino, e tenho medo de ser por causa dele.

    1. Danielle, creio que não. Esse deve ser um problema articular ou muscular, mesmo. É preciso avaliar.

  41. Olá doutora. No início deste ano comecei a sentir severas dores de cabeça na região da nuca e logo acima das orelhas acompanhadas de fortíssimas tonturas. Percebi que para me alimentar precisava parar de mastigar por alguns instantes e repetidas vezes para reduzir a sensação de cansaço e só então voltar a comer. Fui até o orto e coloquei o aparelho. O doutor me diz que tudo foi causado pelo bruxismo intenso e por eu não mais ter as guias caninas que evitariam o grande desgaste dos demais dentes. Dessa forma as dores seriam musculares pela intensa atividade do bruxismo e as tonturas ocorreriam por conta desta tensão na ATM afetar meu labirinto. Mas, nas últimas semanas as dores voltaram fortes com tonturas e percebo que ao mover o queixo de um lado para o outro ouço estalos e ruídos como de ossos se atritando e que, do lado direito, algo sai do lugar, além do zumbido nos ouvidos. Nem dorflex adianta mais. Então, gostaria de saber sua opinião e se de alguma forma caberia um procedimento cirúrgico ou se o aparelho já resolve?!? Desde já agradeço.

    1. Jeferson, se o problema é oclusal o aparelho não resolve (não de acordo com as evidências científicas, pelo menos). Sem um diagnóstico preciso é difícil sugerir um tratamento ou se esse tratamento envolve cirurgia. Sugiro a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial.

      1. Oi, eu cai de bicicleta e bati com o maxilar com força, e agora parece q minha mordida esta torta. É possivel q eu possa ter entortado o maxilar ou sei la?

        1. Deany, deve ser por uma pequeno inchaço na região articular. Isso deve se resolver até espontaneamente mas, se não, procure um dentista pra avaliar.

  42. Olá doutora. Eu costumo ter a mania de ficar mexendo a boca para os lados e ontem quando fiz isso, ouvi um estalo alto do lado esquerdo. E agora sinto um pouquinho de dor ao abrir muito a boca. O que faço? Essa lesão melhora com o tempo ou não?

    1. Caio, provavelmente isso se resolve de forma espontânea, sim. Se continuar assim por muitos dias, procure um dentista pra avaliar. Se não, fique tranquilo.

      1. Também sinto dor ao abrir a boca, mas foi por causa de uma pancada do lado esquerdo do queixo e no momento senti dor no lado oposto (direito). Com o tempo passa, doutora?

  43. Bom dia doutora, ha algum tempo atras percebi que ao abrir minha boca totalmente, minha mandibula sofre um desvio no lado direito como se estivesse fora do lugar ou alguma coisa atrapalhando a abertura, e quando vou fechar a boca o mesmo problema, a mandibula faz uma pequena curva para fechar e abrir e depois volta ao normal, não sinto dor nem incomodo nenhum, mas estou percebendo um incomodo na mandibula quando gesticulo, falo ou ate canto muito repetidamente. Gostaria de saber se isso pode se agravar e se tornar um problema maior, meus dentes do siso não foram retirados, mas estão crescendo normalmente, isso pode atrapalhar ou influenciar em alguma coisa?

    1. Lucas, o que você descreve é muito comum… quase todo mundo tem algum pequeno desvio ao abrir ou fechar a boca, e isso não é um problema, em si. Se os sisos estão crescendo normalmente, ok, sem problema.

  44. Olá, no lado esquerdo da boca consigo deslocar, as vezes sinto dor no fundo da boca e isso me causa uma forte dor de cabeça, meu dentista fala que não é nada, que eu consigo deslocar porque tenho mordida aberta. É por causa da minha mordida aberta ou pode ser DTM ?

    1. Kate, não tenho como afirmar que a sua mordida aberta seja a causa desse “deslocamento”. Creio que não. Se há dor, pode haver DTM, sim. Sugiro a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial.

  45. Olá Doutora, tudo bem? Eu tenho notado que meu rosto parece estar torto e que meus dentes estão jogados mais para a direita, mesmo eu usando aparelho, conversei ontem com o dentista e ele me disse que minha linha média está alinhada, mas que vou ter que fazer uma frenectomia por conta do meu freio labial ser maior que o normal, mas acho que não é só isso o problema, meu rosto é torto, gostaria de entrar em contato com a senhora para poder mandar uma foto, obrigada pela atenção!

  46. Olá doutora! Há mais ou menos 5/6 dias atrás estava comendo um sanduíche quando ouvi um “estalo” do lado direito da mandíbula. No dia seguinte eu não sentia dor, e sim um leve “incomodo” e assim foi indo, ela não doi, não faz nada, aparentemente não há nada de errado, mas ela parece estar “pesada” e incomoda um pouco…

    1. Moni, provavelmente não é nada sério… apenas um “mau jeito”. Aguarde mais alguns dias, se o incômodo persistir, procure um dentista pra avaliar.

  47. Olá Doutora! Faz mais ou menos uns 9 meses que do nada comecei a ficar com o rosto muito inchado. Até que fui a um otorrinolaringologista achando que poderia ser sinusite. Porém o médico falou para eu procurar um buco especialista em ATM. Fui ao buco e ele pediu um raio X e detectou que minhas mandíbulas estão gastas. E que meu queixo está ficando cada dia menor ou seja, estou com o rosto estranho. O que pode ser feito para acabar o inchaço e voltar o queixo como antes?

  48. Oi doutora. Desde ontem à noite quando fui dormir senti que algo não parecia normal com minha mandíbula. Ao movimentá-la e ao abrir bastante a boca dá pra ouvir ruídos/estalos e notar que “algo não está em seu lugar”. Se eu colocar o dedo no ouvido e fizer o movimento de abrir-fechar a boca dá pra sentir o que parece ser algum o osso do lado direito no momento em que a boca se fecha por inteiro. Isso só está acontecendo no lado direito. Eu não diria que dói, mas dá pra sentir algo de leve se eu fizer muitos movimentos com a boca. Mas exceto pelos sons emitidos e a sensação de que algo não está certo, consigo fazer tudo normalmente (comer, falar, movimentar a boca). O que acha? Será que eu mesmo posso me ajudar? Pode ser temporário?

    1. Vanderlei, é muito provável que alguma coisa esteja fora do lugar, mesmo, na sua articulação. Mas na ausência de dor, provavelmente é algo passageiro, que deve se resolver até de forma espontânea. Observe nos próximos dias, se começar a doer, procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar.

  49. Olá Dra.,

    Sinto que meus dentes do fundo não estão encostando um nos outros e tbm percebi que meu maxilar veio um pouco pra frente. Quando forço pra que os dentes do fundo se encostem, sinto muita dor proximo ao ouvido direito. Nesse caso ele está fora do lugar, ou eh so algum tipo de inflamação na região?

    Obrigado!

    1. Filipe, não dá pra afirmar só com base na sua descrição. Pode ser um problema dentário, articular, etc.. Procure um dentista pra avaliar.

  50. Doutora, meu maxilar estrala muito, e as vezes acho que ele desloca, pois eu sinto um desconforto e uma dor enorme e parece que está fora do lugar, e na maioria das vezes demora dias pra voltar ao normal. Eu uso aparelho fixo mas nunca comentei com o meu dentista sobre. O que será isso?

    1. Eduarda, algum “desarranjo” articular. Seria bom avaliar com um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial. Comente com o seu ortodontista sobre esses sintomas, ele mesmo pode indicar um especialista pra avaliar você.

  51. Doutora, quando eu falo eu sinto meu maxilar duro, um peso na meu maxilar, o que pode ser? Me ajuda, estou muito nervosa.

    1. Joice… também não sei. Difícil dizer quando é uma sensação mais subjetiva, como você descreve. Pode ser, por exemplo, um abscesso ligado ao canal de algum dente ou a um problema na gengiva, por exemplo. Mas estou especulando, só com base na sua descrição não dá pra afirmar nada. Procure um dentista pra avaliar.

      1. Dra. fui no dentista e ele me passou um ressonância magnética da ATM. Ah eu esqueci de te falar que quando meu maxilar começa a doer, q travar sinto muita dor de cabeça, a dentista que passei ela disse que pode ser algo no disco… fiquei muito nervosa, será que será caso de cirurgia? Ela também pediu pra eu passar no otorrino.

        1. Joice, CALMA. Vamos ver o resultado da ressonância, pra confirmar a razão do problema. Pode ser um caso cirúrgico? Pode. Mas não dá pra afirmar isso por enquanto.

  52. Dra. eu uso aparelho ha 4 meses a fim de diminuir a ATM, usei durante minha infancia e também quando me tornei adolescente, eu tinha a mordida ao contrário. Meu dentista falou que eu vou usar no máximo o aparelho por um ano, pois meus dentes não precisam mais do que isso. Quando eu abro muito a boca eu sinto um estalo e duas vezes ela ja travou quando estava aberta, desde então evito abrir muito a boca. Gostaria de saber se usar o aparelho vai aliviar de alguma forma? Após completar 1 ano e o problema permanecer, quais sao os proximos passos?

    1. Polianna, a relação entre questões oclusais e articulares não é assim direta. O uso de aparelho pode trazer uma série de benefícios, mas não resolve problemas articulares por si só. Eu sugiro a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial.

    2. Doutora, a moca que foi pegar a filha que fez a panoramica e nao deu fratura. Ela esta com no canto do olho com secrecao branca. E o nariz inchado ha dias. E a mandibula ela nao sente firmeza… nessa situacao o que pode estar acontecendo com ela, a pancada foi em abril.

      1. Lima, a secreção no olho e o inchaço do nariz não devem ter nada a ver com a pancada. Quem está acompanhando o caso, médico ou dentista?

        1. Ela ja passou pelo clinico e o otorrino, e médico cabeca e pescoço. Agora foi procurar bucomaxilo, que passou ressonância magnética das articulações. Doutora, quando ela tomou a pancada e bateu na mandibula ela sentiu o maxilar ir pra frente. Ela acha que com a pancada levantou o lado direito e como ela sentiu o maxilar levantando, o nariz alargou.

          1. Lima, concha nasal é uma protuberância óssea na parede lateral interna das cavidades nasais. Se ela está atrofiada, significa que está “pequena”, que se desenvolveu pouco.

          2. Doutora, fiz a ressonancia e deu o seguinte: Efusao no espaco articular superior direito e efusao no espaco articular superior esquerdo. Excursao assimetrica dos condilos mandibulares.

          3. Efusão é um termo que se refere ao derramamento ou acúmulo de um líquido… em se tratando da ATM, o acúmulo de líquido sinovial pode levar à dor e ao edema (inchaço). Excursão é a abertura de boca em si, o que, no seu caso, ocorre de forma assimétrica (as duas cabeças da mandíbula não se movem exatamente ao mesmo tempo, da mesma forma, quando você abre e fecha a boca).

  53. Ola Dra., fui ao dentista, ele diz que tenho a mandibula descolada, conforme a abro muito a boca, sinto ela sair do lugar e voltar, uma vez fui ao dentista conforme abri muito a boca ela saiu do lugar, entrei em desespero, conseguiu colocar, mas o que preciso fazer é so cirurgia mesmo. Eu tenho muito medo dela sair do lugar de novo.

    1. Samara, provavelmente sua articulação é “rasa”, ou seja, ela não consegue segurar bem a cabeça da sua mandíbula quando você abre a boca. Acontece.

  54. Ola Doutora Ana Tokus, tudo bem?
    Ha dois anos atras tive um acidente de carro, onde a parte mais afetada foi a cabeça, Trauma craniano, fraturas na mandibula e maxilar, pelo que eles falam nao pode fazer a cirurgia ou colocar no lugar devido à pressao craniana que estava. Devido às fraturas e a lesao no osso temporal me deu paralisia facial em ambos os lados, melhorou bem, so que nao consigo mesmo e fechar a boca, tenho dificuldade em comer, e quando movimento bem a maxila estala muito e minha audição tmb é afetada, isso mais no lado esquerdo, pois quando faço o movimento, sinto ou ouço um movimento maior perto do ouvido.
    Sabe me dizer se ja pegou algo parecido, o que devo fazer, pois esperar ja estou muito, rsrs, obrigado.

    1. Rony, nunca atendi nenhum paciente com caso parecido, porque não sou especialista em cirurgia bucomaxilofacial. Imagino que você esteja sendo acompanhado por um dentista especialista, não? Há alguma previsão de cirurgia?

  55. Olá Dra,
    Sábado dia 14/05/2016 tive um acidente de moto e acabei fraturando o osso esquerdo da mandíbula, não estou conseguindo abrir a boca totalmente (na verdade abre menos que um dedo), fui ao médico e ele me pediu para que fosse tentando abrir manualmente a boca, fiz esse movimento 3 vezes hoje e agora pela última vez senti que quando vou fechar a boca sinto que ela desloca um pouquinho a mandíbula e tem um pequeno estalo.
    Posso continuar fazendo esse movimento?

  56. Doutora, o resultado da minha ressonância saiu e estou um pouco assustada.
    Posso mandar por e-mail para você poder decifrar pra mim ? Aqui onde eu moro não consigo achar bucomaxilo com facilidade… você me ajudaria bastante !

  57. Boa tarde.
    Eu já tenho um lado (direito) deslocado ha muitos anos, mas nunca tive problemas maiores quanto a isso, as vezes bocejando ou abrindo muito a boca ele sai do lugar, mas sem muito esforço volta ao local normal. Ha uns 4 dias atrás não sei o que houve que a mandíbula saiu do lugar enquanto eu dormia virado para o lado direito, e depois disso eu sinto dificuldades na hora de abrir a boca para comer, somente nesses momentos, pois para falar não sinto nada, só sinto que os dentes do lado direito ficam mais encostados e no lado esquerdo os dentes de cima e de baixo não conseguem se tocar. Não sei se fui claro na explicação, mas agora não volta mais e nem estrala como sempre fazia, será que isso volta ao normal com o passar dos dias? Sei que devo procurar o dentista especializado, mas caso volte nos próximos dias seria melhor esperar para ver se normaliza normalmente. Mas estou bem incomodado com o fato de não conseguir abrir a boca normalmente na alimentação.

    1. Paolo, no seu lugar, visto que esse é um problema que se arrasta há anos, eu não ficaria aguardando. Procure um especialista.

  58. Tive um travamento na parte esquerda do maxilar em uma consulta ao dentista por ter feito muito esforço na abertura da boca, depois disso comecei sentir dores e fui no medico, ele me disse ser uma possivel inflamação, tomei cetoprofeno e vi melhoras, depois de alguns dias retornou a me incomodar, ai tomei azitromicina, um antibiotico bem forte, agora passados dois meses já, eu ainda sinto incomodos, porém agora do lado oposto no qual ocorreu o travamento, e junto a esse incomodo eu sinto estralinhos perto do ouvido quando abro a boca repetidamente… posso ter disfunção de ATM ? Ou meu disco pode estar fora de lugar ? Eu fiz tomografia e nela apresentou que não tenho nada, fiz a ressonancia porem como uso aparelho fixo estou com medo de não ter um resultado certo … assim que puder me responda, pois já não aguento mais me desesperar com essas dores e sem saber do que verdadeiramente se trata !!! Um abraço.

    1. Caroline, pode ser DTM, sim. A tomografia, em princípio, não mostra nada muito relevante na região da articulação, a não ser que haja alguma variação anatômica, por exemplo. Já a ressonância é uma exame mais indicado para a região de ATM, o presença do aparelho não interfere no resultado, em si. Deu normal?

      1. Eu ainda não peguei o resultado do exame, irei pegar sábado. Para dormir eu sentia um incomodo muito grande, como se o meu maxilar estivesse fora de lugar, como se ele tivesse tenso e eu não conseguisse deixar a boca relaxada para dormir, agora essa sensação melhorou bastante… e quanto aos estralinhos, eles são bem fraquinhos, não são estralos tão fortes quanto estralar os dedos da mão, são bem mais fracos, porém estou com medo de ter de passar por cirurgia… porque nunca tive problema no maxilar, isso tudo só foi acontecer por um travamento… um mal jeito no dentista.

  59. Olá doutora, bem, estou sentindo ha um tempinho minha mandíbula doer ao abrir a boca, e tô percebendo ela meio torta para o lado que dói. Estou com receio de precisar de algum procedimento cirúrgico pra resolver isso, a senhora poderia me dizer ao menos o que pode ser e se corro o risco de passar por uma cirurgia? Estou realmente com medo sobre isso! Obrigada.

    1. Nadja, difícil opinar sem examinar você mas, em princípio não, não pensemos em cirurgia. Parece que há um processo inflamatório causando edema (inchaço) na região da articulação, por isso a mandíbula está torta. Fique tranquila e procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar, pode ser algo mais simples do que você imagina.

  60. Ha tempos venho sofrendo com um incomodo para mover minha boca. Pois a mandíbula estrala com o movimento de mascar, fica doendo, chega a doer o ouvido. Essa dor esta me deixando triste, ainda não procurei um especialista pois nem sabia que existia.

  61. Olá. Bom dia, Dra. Ana. Enviei minha dúvida pelo link contato, mas não consigo localizar minha postagem, por isso envio por aqui novamente.
    Meu filho, quando estava com 1 ano, e aprendendo a andar, caiu de boca no chão. Os dois dentes da frente inferiores se moveram para frente, e ficaram bem moles. Na ocasião não estávamos no Brasil, e a dentista orientou a não fazer nada, e deixar que os dentes se firmassem sozinhos. Os dentes ficaram firmes, mas tortos. A dentista daqui da minha cidade disse que não tem o que fazer, que tem que esperar pra ver como vão nascer os definitivos. Pode ser que nasçam tortos ou não. O caso agora é que minha irmã está fazendo especialização em Odontologia e a professora dela orientou a introduzir a chupeta para corrigir a mordida e não correr o risco de uma luxação (não lembro se foi esse o termo que ela usou) de grau 3, que só poderá ser corrigido com cirurgia a partir dos 21 anos. Meu filho está com 1 ano e 7 meses, e nunca chupou chupeta. Qual a sua opinião? Devo introduzir a chupeta? Tenho fotos da boca dele de quando caiu, se interessar, quiser e puder ver. Muito obrigada. No aguardo.

    1. Ana, é que pelo link de contato a pergunta vem pra mim por e-mail, não é publicada no blog. E por lá eu não garanto resposta, porque recebo dezenas de perguntas todos os dias, e sou só eu respondendo.

      Confesso que não entendi o caso. Se os dentes estão projetados pra frente, a chupeta pioraria a situação. Não compreendi a “luxação de grau 3”, também. O problema é só dentário ou há envolvimento ósseo, também? Mande as fotos por e-mail, por favor, pra ver se eu consigo entender –> [email protected]

      1. Olá. Boa tarde, Doutora. Obrigada pela sua atenção. Acabei de enviar as fotos dele com o título “caso Lorenzo Franceschi Chimite”. Perguntei para ela o termo correto. Ela vai me passar, e assim que ela me explicar de novo, eu respondo novamente.

        Olá, doutora, boa noite. Tive a resposta mais completa. Vou copiar o que ela me escreveu:
        Classe 3 de Angle
        Segundo a ortodontia, onde a parte de baixo (que é a mandibula) fica mais a frente da de cima (maxila).
        Nao é que se ele nao usar a chupeta, ele vai ficar com classe 3, é que a chupeta pode ser um estimulo para descruzar a mordida, e equilibrar o crescimento, pois pode ser que ele entre em pico de crescimento, fazendo um estimulo maior na parte de baixo, já que os dentes estao cruzados, e isso, alterar o desenvolvimento osseo.
        Pois quando atinge só a parte dentaria, o aparelho corrige normalmente. Mas quando atinge a parte ossea, o aparelho nao tem muito efeito, só se corrige com cirurgia, e só dps dos 21 anos de idade quando terminou o crescimento.
        Como disse anteriormente, as fotos mandei no seu e-mail.
        Obrigada.

        1. Ana, a explicação da professora da sua irmã faz sentido. A ideia é estimular crescimento ósseo, e seu filho, pelo seu relato, tem classe 3 esquelética. Mas as fotos eu não consegui ver, procurei aqui no meu e-mail, mas não recebi, mesmo. Se quiser mandar de volta –> [email protected]

          1. Bom dia, doutora. Fui viajar, e não tinha acesso à internet. Estou de volta, e vi sua resposta. Os dentes que se moveram foram os debaixo. E foram pra frente mesmo. A mordida dos dentes de cima estão pra trás dos dentes de baixo.

          2. Bom… então a ideia deve ser introduzir a chupeta pra levar os dentes de cima pra frente e os de trás mais para trás. Pode dar certo.

  62. Boa tarde, então, desde o dia em que eu tirei o aparelho odontológico dos dentes, quando abro o maxilar ele abre torto um pouco. O que eu devo fazer?

    1. Cynthia, desvio na abertura ou no fechamento da boca são comuns. Se não há dor ou outros sintomas envolvidos, sem problema.

  63. Olá. O que devo fazer? Sempre que abro um pouco mais a boca, seja em um bocejo, mastigação ou até mesmo para dar um grito, minha mandíbula tranca. Trava de forma que tenho que forçar com as minhas mãos para que volte para o lugar, parece bem que ela sai do lugar, como se estivesse deslocada. Já fui ao meu dentista para tentar um diagnóstico, mas ele apenas me orientou para evitar abrir a boca. Quando criança tinha bruxismo, mas aos 7 anos coloquei aparelho para correção da mordida aberta e esse problema foi reduzindo. Tirei o aparelho aos 21 anos, desde criança tentando corrigir uma deficiência na arcada pela falta de dentes, mas a solução foi colocar próteses. Tem a possibilidade desse histórico de tratamento dentário afetar de alguma forma a minha mandíbula? Depois de colocar no lugar ela dói bastante. O que eu faço?

    1. Não Evelyn, me parece que o problema tem origem articular, mesmo (até porque não há qualquer comprovação de que questões oclusais interferem na ocorrência de problemas articulares ou causem DTMs). Sugiro a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial, pra avaliar a parte anatômica da articulação, também, e ver por que sua mandíbula tem propensão ao deslocamento.

  64. Boa noite Dra. Ana, hoje pela tarde quando estava escovando os dentes, acabei abrindo um pouco demais a boca pra poder escovar minha língua, o problema é que ao fazer isso, quando terminei a escovação, não consegui mais fechar minha boca, ela ficou travada, aí rapidamente fui ao hospital aqui da minha cidade e graças a Deus o médico conseguiu colocar a mandíbula no lugar, porém, quando cheguei em casa fui fazer um teste e abrir um pouco mais a minha boca e o problema voltou, fiquei desesperado, mas graças a Deus eu mesmo consegui colocar de volta no lugar dessa vez… O que eu queria saber Dra. é o que devo fazer a partir de agora? Devo deixar minha boca em repouso ? Será que o problema é apenas passageiro ou será que devo procurar um especialista? Desde já agradeço.

    1. Se isso nunca aconteceu antes, provavelmente é um problema passageiro. Não force a abertura da boca. De qualquer forma, a opinião de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial é sempre bem-vinda.

  65. Olá, toda vez que eu abro a boca, da um estalo no lado direito, mas não sinto dor, só que já tenho isso ha 1 ano e sempre da o barulho, uma vez deu um estalo mais forte e doeu, mas foi só uma e em uma outra ocasião dava a sensação que o osso deslizava numa areia, mas foi só uma vez também, o que faço ?

    1. Benhur, estalidos, em si, não representam problema. O problema é quando há dor. É bem comum que haja esses “estalos”, sem maiores consequências nem necessidade de tratamento. Muita gente tem, inclusive eu. A crepitação (barulho de areia) da mesma forma… se foi apenas um episódio isolado, acho que você não precisa se preocupar. De qualquer forma, se você for ficar mais tranquilo, sugiro a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial.

  66. Ola doutora, bom dia, ha uns 6 meses comecei a sentir os estalos no meu maxilar ao comer e muita dor, so que de uns meses pra ca a dor parou e o estalo tambem, só que um lado, direito, quando eu abro a minha boca eu vejo que os dentes estao desalinhados, tipo eu abro a boca, é como se saisse do lugar, a boca fica torta e quando eu fecho a boca ai volta pro lugar e o meu queixo ta doendo um pouquinho, marquei um consulta com o bucomaxifacial, ele passou um raio x panoramico, ainda nao fiz.
    Sera que vai precisar operar, doutora? Desde ja obrigada.

    1. Sheila, em princípio não dá pra dizer que é algum problema que se resolve com cirurgia, até porque nem dor você tem mais. Desvio ao abrir e fechar a boca é bem comum e não é um problema, em si… depende do caso. Faça a radiografia e, se for preciso algum outro exame ou procedimento, o bucomaxilo vai orientar você. Seria bom, também, avaliar com um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial.

  67. Ola Doutora, quando eu abro a boca nao consigo abrir ela toda, e a minha boca ta torta e o meu queixo começou a doer, agora é atm?

    1. Não necessariamente, Sheila. Pode ser um problema com origem dentária, por exemplo, que nada tenha a ver com a articulação. Pode haver outra origem além dessas, também. Procure um dentista pra avaliar.

  68. Boa tarde,
    Comigo ocorre de vez em quando, num bocejo muito aberto ou até comendo uma banana, por exemplo.
    Normalmente ocorrem varios episodios em dias seguidos, ai de repente ele para e fica um bom tempo sem acontecer.
    Ele só volta ao lugar quando eu durmo.
    É bem doloroso e incomodo, pois acontece somente de um lado.
    Nunca caí, nem quebrei nada, nem tive pancadas na cabeça. Pode ser resultado de um tratamento ortodontico (aparelho) que usei por 3 anos? Tem como corrigir permanentemente? Obrigada.

    1. Roberta, primeiramente é preciso entender a razão disso acontecer. Pode ser por alguma coisa fora do lugar na sua articulação, pode ser pela própria anatomia da sua articulação, por lassidão (“frouxidão”) articular… depende. Então sugiro a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial. Pode haver resolução permanente sim, mas com possibilidade de cirurgia.

      1. Doutora, uma moça se abaixou pra pegar a filha e a filha se levantou e bateu a cabeça no pescoço da mãe, muito forte, e na mandíbula não foi forte, foi mais no pescoço, na hora ela sentiu dor de cabeça, mas passou na mesma hora, só que a região da mandíbula está inchada, ela abre e fecha a boca normal, se alimenta normalmente, o contorno da mandíbula está inchado. O que será que houve com a mandíbula da moça?

        1. Lima, provavelmente nada muito sério… um pequeno processo inflamatório na região da articulação por causa da “pancada”, o que causa algum inchaço e dor. Se esses sintomas continuarem por muitos dias e não mostrarem sinal de melhora, seria bom que ela procurasse um dentista pra avaliar.

          1. Bom dia doutora, a moca fez o exame, a coluna cervical deu normal, mas a da regiao anterior do pescoco deu linfonodo cervical reativo, ela ja esta tomando remedio. A garganta esta voltando ao seu estado normal. A garganta estava muito infeccionada. Na panoramica deu ossos normais, mas deu radiotransparencia do seio maxilar reduzido. A garganta ainda esta bastante inflamada.

          2. Ok Lima, tudo dentro do esperado. A radiotransparência reduzida no seio maxilar costuma ser pela retenção de muco, comum em resfriados, gripes e alergias. É um achado radiográfico bem comum e sem maiores consequências.

        2. Doutora, boa noite, a moça fez a panorâmica. Não teve nenhuma fratura. Mas a moça sente que o nariz engrossou e a mandíbula mudou a forma. Sendo que a garganta dela está grande demais. Se atingisse o nariz e mandibula daria na panorâmica. Amanhã ela irá fazer ultrassom da regiao anterior do pescoço e da coluna cervical. Doutora, será que pode mudar a fisionomia ou é impressão dela?

      2. Doutora, no treino de basquete eu levei uma bolada bem na região da boca, e minha mandíbula do lado direito está doendo, e dói ainda mais quando eu bocejo, quando ou falo, mas meu professor de basquete disse que nada saiu do lugar da minha mandíbula. O que eu faço para essa dor passar?

        1. Elloa, a dor provavelmente é consequência apenas da “pancada”, e deve ir diminuindo e se resolver com o passar dos dias, mesmo de forma espontânea. De qualquer forma, seu professor não tem como saber se algo saiu ou não do lugar na sua articulação. Procure um dentista pra avaliar.

  69. Olá Doutora!

    Há 2 anos atrás fui fazer um tratamento de canal, e acredito que pelo tempo que fiquei com a boca aberta (umas 3 horas), a parte inferior da minha boca, o queixo, entortou, fiquei muita nervosa e não voltei ao dentista mais, agora voltei em outro para terminar o tratamento, já fiz 2 sessões de canal e não aconteceu mais, mas mesmo assim sempre fico muito nervosa, sinto como se fosse passar por aquilo novamente, quando vou fechar a boca durante ou após o tratamento, sinto alguns estalos do lado que aconteceu, gostaria de saber se é possivel acontecer novamente? Pois preciso terminar o tratamento, mesmo não conseguindo superar o trauma!

    Agradeço.

    1. Tatiane, possível, é. Mas não vejo razão pra acontecer, já que não aconteceu mais isso no tratamento recente. Estalidos são comuns, e não são um problema, em si.

  70. Oi doutora, tomei uma pancada de skate na cara, e agora ta inchado e doendo, e nao consigo mastigar direito, pode ter quebrado ?

  71. Boa tarde Dra. Ana, já fiz tratamento com aparelho fixo e móvel, e noto que sempre quando abro muito a boca o meu maxilar se estende um pouco demais pra baixo e minimamente pra direita. Há alguns dias fui bocejar e aconteceu, abri tanto a boca que meu maxilar baixou e foi pra direita e não voltou mais, fui para no hospital e o médico nao conseguiu colocar no lugar, tiveram que me apagar e colocar no lugar, mas sem procedimento cirurgico. Fiquei aproximadamente 5 horas com a boca aberta e passei por muita dor até resolverem o meu problema. Hoje, 8 dias depois do ocorrido, o meu movimento de abrir a boca ainda está limitado, quando converso por alguns segundos seguidos o meu maxilar “cansa” e sinto dores dos dois lados, mais frequentes do lado deslocado (direito), gostaria de saber se isso é normal visto o trauma que passei e que tipo de dentista devo procurar pra evitar possíveis luxações futuras e tratar algum suposto problema de ATM. Obrigado e parabéns pelo trabalho.

    1. Sem dúvida, Fábio… você ficou 5 horas com a mandíbula deslocada, é esperado o incômodo. Sugiro a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial.

  72. Ola… dra, sempre que abro ou fecho a boca, principalmente para mastigar, sinto estalos, primeiro do lado direito, depois esquerdo… parece que nao abre nem fecha ao mesmo tempo… mas nao doi… o que pode ser?

    1. Angelo, na ausência de dor, provavelmente não que que isso: estalidos. É muito comum e não é um problema, em si. Também é comum algum desvio quando se abre e fecha a boca, porque a anatomia dos dois lados da articulação nem sem é igual.

  73. Meu nome é Ian e tenho 16 anos. Há dois dias atrás, eu fiz um movimento mandibular, ao gritar, e senti um tipo de estalo no local. Agora, não consigo abrir a boca totalmente. Abro ela até um ponto “bom”, mas a partir daí, para abrir mais, ela se move para a esquerda. Portanto, resumindo, minha mandíbula fica mais para a esquerda quando minha boca está completamente aberta, além de doer a articulação direita. Alguma ideia do quê pode ser?

    1. Ian, pode ter havido um deslocamento de disco articular do lado direito. Mas certeza mesmo, só procurando um dentista pra avaliar… de preferência um especialista em DTM e Dor Orofacial.

  74. Olá Doutora!
    Já faz algum tempo que de manhã, ao acordar, não consigo encostar os dentes de cima do lado direito com os dentes de baixo. Nas primeiras vezes que isso acontecia, eu apenas forçava e logo voltava ao normal, com um estalo. Porém, nas últimas vezes, mesmo quando forçava, não voltava ao normal. Atualmente, estou nessa situação (não encosto os dentes e sinto dor ao tentar forçar). Isso pode ser considerado um deslocamento de mandíbula? Devo esperar para ver se volta ao normal naturalmente ou devo procurar um especialista?

    1. Não Glória, deslocamento é quando a cabeça da mandíbula sai totalmente da articulação. O que você apresenta é uma mudança de posicionamento da cabeça da mandíbula mesmo dentro da articulação, o que pode acontecer até pela posição de dormir. Deve voltar ao normal, mas se isso acontece sempre, seria bom um especialista avaliar.

    2. Olá Doutora,
      Boa tarde!

      Ontem sofri uma pancada bem na direção da entrada do ouvido direito, está inchado inclusive. Mas logo em seguida senti uma dor bem forte no outro lado, no esquerdo e percebi que não conseguia encostar os dentes de cima com os de baixo, a não ser que eu force isso, mas sinto muito dor. Além de sentir meu maxilar estalando quando faço movimentos de abrir e fechar a boca.
      Estou andando com a boca aberta desde então e continuo com bastante dor nesse lado esquerdo.
      O que eu devo fazer? Será que desloquei minha mandíbula?

      1. Mari, não é um deslocamento. Provavelmente a “pancada” criou um processo inflamatório dentro da articulação, causando um inchaço… por isso você não consegue encostar os dentes. Isso deve se resolver até espontaneamente mas, se você perceber que o incômodo não diminui com o passar dos dias, procure um dentista pra avaliar.

  75. Olá Dra… ha mais ou menos 3 semanas e meia levei um soco no lado esquerdo do rosto, inchou muito, fui ao hospital, foi tirado raio-X e a médica informou que estava tudo ok, nao tinha quebrado nem trincado nada… Acontece que ja se passaram dias, desinchou, mas tenho dificuldade em abrir muito a boca, porque comeca doer do lado esquerdo no local onde levei o soco. O que pode ser?

    Obrigado desde já.

    1. Na ausência de fratura, provavelmente ainda é por causa da “pancada”, Rafael. Deve haver um processo inflamatório na região articular, o que deixa a região dolorida por mais algum tempo. Aguarde mais um pouco, a tendência é da dor ir diminuindo e desaparecer. Se isso não estiver acontecendo, procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar.

  76. Boa noite, bom ha pouco tempo desloquei a minha mandibula, apenas o lado esquerdo. Então fui ao especialista ele fez a redução e voltou ao lugar. Após isso ocorreu mais três vezes, onde minha namorada colocou no lugar. Cada vez que passa isso acontece com mais frequência, desloquei a mandibula ontem no trabalho, fui ao medico e ele disse que será necessario fazer uma cirurgia para colocar acho que um pino de titânio ou algo do tipo. Queria saber se pra esse tipo de cirurgia será necessario fazer um corte grande no meu rosto ? E quanto tempo leva a recuperação ? Agradeço desde já.

    1. Marisson, não, geralmente é feito um corte pequeno perto da orelha. A recuperação depende do tipo de cirurgia, mas geralmente em 1 ou 2 semanas você já deve estar bem, com uma boa cicatrização inicial e sem dores. Procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial.

  77. Olá Dotora, me ajuda pelo amor de Deus eu te imploro, meu carrinho cai direto, tanto que meu caso vai virar cirurgia e vai ser na quinta feira, vai me dar anestesia geral porque eles acham que eu sou hiperativa (só porque a médica tentou colocar no lugar puxei os cabelos dela sem querer), vou ser entubada, minha mãe foi enfermeira ha 35 anos, agora se aposentou, ela me explicou junto com os médicos que eu não preciso ter medo que eu não vou morrer, por favor responde meu recado, eu posso morrer? Esta minha cirurgia é a pior cirurgia do mundo? Ja passei por 13 cirurgias mas era pequena, nem me lembro, depois de grande adulta não, opa sou portadora da paralisia cerebral, estou com medo! ?????

    1. Subis, acho que o corretor trocou palavras aí… o que você quis dizer com “meu carrinho cai direto”? Não consegui entender que tipo de cirurgia é.

    2. Olha Doutora acho que vc iria entender o que eu queria dizer (deslocamento da mandíbula), foi isso que eu queria dizer mas eu falo carrinho cai !!!

      1. Independentemente da sua “hiperatividade”, esse tipo de cirurgia costuma ser com anestesia geral, mesmo. Claro que todo cirurgia envolve riscos, mas confesso que não sei de nenhum caso de alguém que tenha morrido numa cirurgia de ATM. Procure se acalmar. 😉

  78. Olá, tenho uma dúvida e não sei se vem ao caso mas enfim, quando bocejo um músculo (eu acho) abaixo do meu queixo enrijesse como se fosse uma caimbra. O que isso pode ser?

  79. Olá Dra. tudo bem!? Dentre os inúmeros relatos que li, identifiquei-me com algumas situações. Comigo aconteceu o seguinte: retirei os sisos “3” e houve algumas complicações, inclusive comunicação buco-sinusal, ela fechou-se num período inferior a 24hs. Até aí ok! Porém, percebi os tão comentados barulhos ao abrir a boca, algo que jamais havia sentido. Não sinto dor alguma, mas sinto que parece que a mandíbula não está no lugar… Este episódio aconteceu há 1 ano e meio, e de lá para cá tenho ouvido estes estalos e rangidos… Será que está fora mesmo? Com a ajuda de um especialista na área estes “barulhos” podem desaparecer ? Obrigado e parabéns pelo site e informes contidos nele. Precisamos de profissionais como você Dra. Parabéns.

    1. Gustavo, obrigada. 🙂 Sua mandíbula não está fora do lugar, mas algo dentro da articulação pode estar. Os “barulhos” não são um problema em si, a não ser que haja dor. Procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar.

  80. Olá, sempre que tento abrir a boca não consigo abrir completamente e quando consigo meu maxilar faz um forte estalo, mas logo depois trava de novo e eu já não consigo abrir a boca completamente novamente. Isso acontecia com menos frequencia há um tempo atrás, agora está quase sempre assim, o que devo fazer? Devo consultar um dentista mesmo?

    1. Rafaela, pela sua descrição parece haver um deslocamento do disco articular para anterior (à frente da cabeça da mandíbula) com redução (ele volta pra posição, por isso o estalo). Sim, procure um dentista, preferencialmente um especialista em DTM e Dor Orofacial (porque se não for um especialista, certamente você será encaminhada pra um).

  81. Ola doutora. Ha um tempo minha boca estrala toda vez que abro. Fui ao um bucomaxilar e ele me disse que teria de arrancar o dente do siso, pois não havia espaço por isso trincava tanto. Pois bem, eu ainda não arranquei. Porem de uns tempos pra ca minha boca trava, eu não consigo abrir pra morder algo, ai eu faco uns movimentos na mandíbula ate ela voltar. Sera que quando eu arrancar o siso isso vai parar ?

    1. Natália, não há nenhuma garantia de que isso se resolva com a extração dos sisos. Me parece um problema mais articular do que dentário. Sugiro a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial.

  82. Olá Doutora!
    Parabéns pelo site, muito claro!
    Comigo aconteceu que fui comer uma bala macia, eu a coloquei na boca e na hora da primeira mastigação que eu dei, pelo lado direito das boca, meu maxilar parece ter deslocado, apenas esse lado direito, desde ai (há 12 horas do acontecimento até o momento que estou escrevendo aqui) todas as vezes que eu abro e ou fecho a boca, sinto como se a mandibula se movesse levemente para o lado, e o encaixe dos dentes não está como antes, tenho que fazer alguns movimentos que estalam novamente para parecer que estão no lugar novamente. O que pode ser? É grave, estou com muito medo do que possa ser. Qual o especialista devo procurar? Obrigado Dra. Ana

    1. Não é grave, em si, Lucas. Mas alguma coisa pode ter saído do lugar dentro da sua articulação. Pode ser até que isso se resolva de forma espontânea, mas seria bom avaliar junto a um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial.

  83. Olá, faz um tempo que estou sentindo uma dor no maxilar no lado esquerdo. Eu resolvi comer um lanche e senti um choque, um estalo, e então não parou de doer. Quando tento comer algo mais sólido sinto uma dor grande que mal consigo fechar a boca, o que acha que pode ser? Obrigada.

    1. Parece um problema articular, Fernanda. Se persistir nos próximos dias, procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar.

  84. Olá Doutora, boa noite
    Meu nome e Daiane, duas semanas atrás resolvi comer um lanche, ao abrir a boca um estalo no maxilar, abri e fechei umas cinco vezes e realmente era o maxilar, então passei por um clínico geral e ela disse que tomasse nimesulida pra caso a inflamação acontecesse, e hoje 2 semanas após eu estou aki com o lado esquerdo criando uma bolinha no osso, sei lá como posso explicar, e começou a doer, o que pode ser?
    Att
    Obg

    1. Parece ser um problema articular, Daiane… alguma coisa pode ter saído do lugar na sua articulação da mandíbula. Sugiro a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial.

  85. Oi, eu tenho um problema na mandíbula desde criança, hoje tenho 34 anos, minha mandibula estala e desloca, me causa dor articular, trava aberta, mas eu a ajeito em casa mesmo, pq como já disse é antigo, e a primeira vez fiquei desesperada e acabei colocando no lugar e então sempre a recoloco no lugar, a dentista fez uma placa de relaxamento que fez com que as dores aliviassem e diminuiu, a queda quase não da mais, mas no dentista sempre acontece, queria saber se tem algum tratamento específico para isso? A dentista me encaminhou para o especialista mas não consegui ir ainda.
    Obrigada pela ajuda.

    1. Angélica, o tratamento depende da causa do problema. Se for algum desarranjo articular interno, pode estar indicada até a cirurgia. É preciso avaliar.

  86. Boa tarde doutora,
    É a primeira vez que estou no site, e estou com uma duvida, há algum tempo atrás sentia estalos na minha mandíbula, sempre quando abria a boca doía um pouco mas depois passava, agora há + ou – de 15 a 20 dias pra cá senti mais uns desses estalos, e desse dia em diante sinto dores na mandíbula do lado direito quando abro a boca ou vou comer, porem isso tem se intensificado, as dores sao mais fortes, tanto ao comer quanto as dores no ouvido direito, até ao engolir a saliva, isso entao me preocupou e vindo pesquisar no Google me deparei com o seu site, gostaria de uma posição, pois ja estou ficando assustada, será que a minha mandíbula está deslocada?
    Desde já agradeço pela disposição, que Deus a abençoe, aguardo a sua resposta!

    1. Mércia, pode haver alguma coisa “fora do lugar” na sua articulação, mas deslocamento da mandíbula, não. Sugiro a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial, é possível que você tenha uma disfunção temporomandibular.

      1. Obrigada doutora, as dores ainda continuam, vou procurar um dentista, obrigada pela disposição!!!
        Que Deus te abençoe!!!

  87. Ola dra… ha alguns meses estou em tratamento dentario, e desde entao tenho acompanhado o seu site, que me deixou mais tranquila, ate hoje tenho um trauma de dentista… mas enfim… nao tem como fugir e a minha dentista e paciente comigo… coitada… rs… Gostaria tambem de parabeniza-la pela boa vontade de nos responder… pois e muito dificil hj em dia encontrarmos medicos humanos, e sei que vc se importa com cada pessoa que passa por aqui… obrigada!!!! Bom… minha duvida e… que surgiu depois de ontem eu ter ido fazer uma restauraçao, n consigo abrir a boca direito… pq sinto essas sensaçoes… de estalos… parece q vai prender… sempre senti… mas ontem q eu fui me lembrar desse problema, q a dentista teve q usar algo p deixar minha boca aberta… fiquei em panico… bom, acontece que eu fui olhar a minha restauraçao hj e ao abrir a boca percebi que o osso perto da orelha direita aparece e o esquerdo n… fiquei desesperada… pois achei esse topico aqui… o que e isso doutora… se puder me informar… so voltarei na minha dentista dia 17 e ainda n a informei dessa minha situaçao com a mandibula… obrigada e te desejo tudo de bom…

    1. Ursula, fico feliz em ajudar. 🙂

      Provavelmente a sua mandíbula está um pouco fora do lugar habitual, mas não deslocada. Só em outra posição. Isso é comum quando se fica muito tempo de boca aberta durante o atendimento no dentista. Com o passar dos dias, deve voltar ao normal.

  88. Olá doutora, nos últimos dias venho sentindo uma dor no lado esquerdo da boca, ao acordar sinto uma dificuldade ao abrir a boca, mas logo depois forço um pouco e ele abre, ao longo do dia ao abrir a boca e mastigar tenho estralos. Hoje pela manhã acordei e não consegui mais abrir a boca totalmente e sinto dores, o que pode ser isso? Obrigada.

    1. Pode ser um problema na articulação da mandíbula, Carmem. Sugiro a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial.

  89. Bom dia, tomei uma bolada no rosto, agora sinto que minha mandíbula está fora do lugar, pois os dentes não estão encaixando, e tem uma dorzinha quando abro a boca, é melhor eu procurar um dentista?

    1. Daniel, mesmo que essa possa ser uma situação passageira decorrente do trauma, o ideal é procurar um dentista. Assim é possível avaliar se houve algum dano mais sério ou se foi só a “pancada”, mesmo.

  90. Sem querer o cotovelo da minha amiga bateu do lado direito do meu rosto… Desde então estou sentindo muita dor ao lado esquerdo do maxilar… Ao abrir a boca, ao mastigar, ao falar. A dor fica próxima do ouvido… Será que deslocou?

    1. Não, Giovana… mas “machucou”. Provavelmente há um processo inflamatório em curso. Aguarde mais alguns dias… se a dor persistir (ou não diminuir), procure um dentista pra avaliar.

  91. Boa tarde, doutora. O lado direito do meu maxilar dói quando mastigo (só nessa situação, em casos de bocejos não doi nem nada), bem no fundo. A dor não é insuportável, mas existe. O que posso fazer pra melhorar isso? Algo em casa mesmo.

    1. Ana, difícil sugerir alguma coisa, mesmo “caseira”, sem saber a causa dessa dor, que pode ser articular, gengival, dentária… depende. Procure um dentista pra avaliar.

      1. Ainda é a Ana aqui. Começou após um estralo que deu ontem. Por isso acredito que seja articular. Mas vou procurar um dentista, obrigada.

  92. Olá Dra, ha uns 5 meses estava bem frio e comecei a tremer e bater os dentes, nisso do nada meu maxilar começou a doer muito e quando fui bocejar ele estalou, após isso sempre estala quando abro a boca, ontem fui bocejar e ele deu um estalo bem forte, hoje acordei com ele “travado”, e começou a doer um pouco, abro ele estala, e dói a cabeça e a face. Dependendo do movimento ele da uns estalos mais baixos e seguidos quando eu fecho, pode ser por forçar muito a fechar a boca? Qual seria o problema? Teria que operar?

    1. Bruna, pode ser problema passageiro, mas seria interessante um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial avaliar. Estalidos, em si, não são um problema, mas podem ser sintoma de um problema quando há dor associada.

  93. Doutora, não aguento mais. Fui comer pipoca aí estragou minha mandíbula, sendo que quando estava só estralando tava bom, agora ela tá chiando, parecendo areia dentro do ouvido, mal posso comer, o que faço?

    1. Midian, você precisa procurar um dentista pra avaliar. A presença de estalidos e crepitação (a sensação de “areia”) não é um problema em si, mas pode incomodar bastante.

  94. Olá, hoje quando acordei senti uma dor na mandíbula, logo percebi que eu não estava conseguindo juntar os dentes do lado esquerdo para mastigar, dói também quando eu bocejo e quando abro muito a boca. O que devo fazer para melhorar? Existe algo que possa ser feito em casa?

    Desde já muito obrigada!

    1. Samara, parece haver algum “desarranjo” articular, que pode até ser passageiro. Um relaxante muscular talvez ajude, mas se não melhorar nos próximos dias, o ideal é a avaliação de um dentista especialista e DTM e Dor Orofacial.

  95. Boa tarde… levei uma pancada no lado direito da mandibula e quando tento juntar os dentes… mastigar ou coisa do tipo… doi bastante e nao consigo. Sera que deslocou!?

    1. Não, Cesar. Mas por causa da batida deve haver um processo inflamatório em um dos lados (ou até dos dois) da articulação, causando edema (inchaço). A mordida fica alterada, mesmo. Em princípio isso deve ir melhorando. O ideal é procurar um dentista pra avaliar.

  96. Boa tarde Dra, de ontem para hoje comecei a sentir uma dor insuportável no rosto (perto da orelha até a bochecha), dor na parte da nuca e pescoço, apenas no lado esquerdo, tenho bruxismo e ainda não fiz tratamento, pesquisando sobre o deslocamento de mandíbula, vi que os sintomas se encaixam com os meus como: dor de cabeça, dores na nuca/ pescoço, dificuldade em abrir a boca, será que posso ter deslocado ela na noite passada? Acredito que devido ao bruxismo…

    1. Não, Adriana. O deslocamento ocorre com a saída da cabeça da mandíbula de dentro da articulação, e isso é bem óbvio. Mas você pode ter um problema articular sim, um “desarranjo interno” da articulação. Sugiro a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial.

  97. Oi, meu maxilar esta torto, qnd eu abro a boca, bem perto do ouvido do lado direito sinto estalos, e olhando no espelho com a boca aberta percebo q o lado direito fica fundo como se o maxilar sumise, e qnd dou risada meus olhos ficam um menor q o outro. Não tirei meus dente do siso, sera q é esse o problema? E sem esquecer q tenho a coluna torta. Ter a coluna torta pode atrapalhar tambem?

    1. Rosicleia, há estudos que relacionam postura com posicionamento mandibular, mas não dá pra dizer que o seu caso tenha a ver com isso, nem que os sintomas que você relata tenham relação uns com os outros. Sugiro a avaliação de um dentista especialista DTM e Dor Orofacial pra ver se está tudo ok com a ATM (articulação temporomandibular), porque estalidos e pequenos desvios na abertura de boca não são um problema, em si. Os sisos não me parecem ter qualquer relação com isso.

  98. Olá, boa noite! Legal este site 🙂
    Dra., há alguns dias (aprox. 1 semana) eu desloquei a mandibula, bati na perna da minha amiga sem querer… não conseguia fechar a boca, fomos ao hospital e o médico fez ela voltar ao normal em menos de 5 segundos, não senti nenhuma dor. Porém, eu não sabia que se realoca ela puxando pra frente, e antes dele me atender, fiquei tentando realocar ela forçando pro lado… enfim, isso deve ter influenciado no que aconteceu: o raio-x mostrou uma “fratura” no lado que deslocou, e o médico disse que seria permanente… (quando vou abrir a boca, a mandibula “desliza”, a boca não abre “reto” como antigamente, e não estou conseguindo bocejar etc)… Disse que eu jamais conseguiria abrir a boca como antes, nem mascar chicletes ou comer coisas muito duras… mas, há alguma esperança de que com o tempo ela volte ao normal (que eu consiga abrir a boca sem esse “deslizamento” da mandibula)? E, tem algum problema se eu não bocejar mais? (não consigo, às vezes dá vontade mas quando vou abrir a boca, a “vontade” passa e eu não bocejo). Obrigado!!

    1. Daniel, esperança sempre há. Se há uma fratura, é esperado que haja restrição pra abrir a boca, bocejar, etc., pois dói quando você faz essas coisas. Mas se não há necessidade de cirurgia pra redução dessa fratura, é porque o osso não saiu do lugar, então não vejo razão pra função da sua mandbula não ficar ok. É aguardar pra ver, o trauma ainda é bem recente.

  99. Olá doutora! As vezes quando bocejo e abro demais a boca a parte de baixo do meu queixo dói demais por uns 30 segundos e depois para. Isso é normal?

  100. Bom dia, doutora ! Eu tenho esse problema, a minha boca está sempre a estalar e as vezes fica presa, a minha medica mandou me fazer um raio x, mas nao acusou nada o que faço ? Já me disseram que aparelho não resolve.

    1. Cátia, sugiro a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial. O estalido em si não é um problema, mas o travamento sim. A radiografia não é o melhor exame pra se avaliar a articulação, e problemas de mordida não costumam ter a ver com problemas articulares, mesmo… então o aparelho não ajudaria (em tese, não sei no seu caso em específico).

  101. Olá doutora, ha 2 meses e meio fraturei o maxilar esquerdo e o siso quebrou no meio, procurei pelo buco maxilo e fiz o tratamento de contenção de 45 dias, o doutor disse que consolidou mas não pediu raio X e as vezes sinto estalos e ruídos, e quando mordo do lado direito sinto uma sensação como se o lado que fraturou subisse mais, não sinto dores e não sei se é apenas sensação, faz 1 mês que estou sem contenção, será que tem problema? Pois o calo ósseo ainda não sumiu, se puder ajudar ficaria grato, obg.

    1. Tenorio, esses sintomas provavelmente não têm a ver com a fratura, mas com o trauma na região da articulação. Como o trauma foi forte (imagino), a articulação também sofreu esse impacto. Creio que você está se recuperando bem, apenas fique atento quanto à resolução dos sintomas. Desde que você esteja sempre melhorando, mesmo que lentamente, ok.

  102. Meu maxilar ultimamente está fazendo barulho ao abrir a boca, agora ele travou. Não estou conseguindo abrir a boca direito, e dói muito ao tentar abrir pra comer algo.. o que eu devo fazer? :'(

    1. Raissa, sugiro a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial. Dificuldade de abrir a boca pode ser sinal de deslocamento anterior do disco articular, por exemplo. É preciso avaliar.

  103. Boa tarde!!
    Estou sempre acordando pela manhã com o meu maxilar deslocado para frente. O que poderá ser???

  104. Oi Doutora,
    Em abril deste ano eu cai e fraturei o condilo mandibular. Passei por cirurgia para corrigir a outra fratura na mandibula, colocando placas de titanio, e o condilo foi tratato com aparelho e elasticos (do modo tradicional). Apesar de parecer tudo bem, e falarem que está tudo certo, eu sinto dor as vezes da articulação do lado oposto. Não é frequente, só as vezes. Gostaria de saber o que poderia ser.

    1. Cinthia, é consequência do trauma, certamente. A mandíbula, embora seja uma só, tem 2 articulações… e embora você tenha quebrado de um lado só, o outro recebeu a “pancada” também. A tendência e o incômodo ir diminuindo.

  105. Boa noite, dra.
    Convivo há cerca de 9 anos com essa situação, que não lembro ao certo quando começou, mas sei que a partir dos 13/14 anos já passava por isso. Quando bocejo ou preciso abrir mais a boca (como para comer aqueles sanduíches cheios de ingredientes, por ex.) meu maxilar estala. Nos bocejos, que são rápidos, tento nem abrir muito a boca, pois já ocorreu travamento na hora de fechar, talvez umas 3 vezes ao longo desses anos (que eu esteja lembrada!). Essas situações não devem durar nem 15 segundos, mas bate um desespero mortal, enquanto a boca fica aberta por involuntariedade minha! Ultimamente tenho tentado meio que fazer uns exercícios com o maxilar, abrindo e fechando (não sei se etá certo ou se é melhor evitar fazer isso) e percebo que ele estala ao abrir, dos dois lados do rosto, próximo ao ouvido, e dá uma pequena e rápida deslocada para a minha esquerda ao fechar, também estalando (dessa vez, sinto como se fosse um estalo de um lado só, o direito, enquanto o maxilar volta para este lado). Apesar de incomodar, no momento em que acontece, nunca dei muita importância, mas no início da semana passada, senti, por uns dias, uma espécie de pressão (não sei explicar bem) nos 2 lados do rosto, nos ossos próximos ao ouvido (não sei se essas que são as têmporas), mesmo com a boca fechada. Acordei assim, num dia, e ficou por mais um ou 2, e depois foi passando mais essa “agonia”. Eu tentei me convencer que fosse alguma sensação causada pelo meu psicológico, pois estava nervosa por estar prestes a fazer um prova de concurso, mas ultimamente eu tenho sempre a sensação de que estou desconfortável, de que a boca não está bem ajustada, sabe? Então não sei se é porque eu tenho prestado mais atenção agora, ou se é porque esses sintomas só estão se manifestando agora! Por isso queria tirar algumas dúvidas…

    Esse procedimento de segurar o maxilar e colocar os ossos no lugar, causa muita dor? Corre algum risco de o médico piorar ainda mais a situação ao fazê-lo? E é possível voltar a ter uma abertura larga da boca e por bastante tempo sem correr o risco ou ficar com medo de ela ficar aberta de vez?
    Desculpa pela carta, mas ultimamente tenho querido entender mais sobre todas as “mazelas” que me acometem há um tempo e eu ignorava. Acho que meu senso de saúde e bem estar tem aumentado! kkk

    1. Sully, a “agonia” é maior que a dor, certamente. Geralmente, nem há dor, mas varia de pessoa pra pessoa. Não há razão pra que o médico ou dentista piore a situação, pelo contrário. Mas é importante uma avaliação pra determinar a causa disso: se é uma articulação “rasa”, “frouxa”, de o disco articular está se deslocando para trás impedindo o fechamento da boca (provável)… depende. A partir daí, pensa-se num tratamento.

      1. Se for o caso de articulação rasa ou frouxa, é caso de cirurgia ou se faz o mesmo método de redução? Ou, aí, é outro tipo de tratamento?
        Obrigada pelas informações!

        1. A redução é a mesma, ou seja, coloca-se a mandíbula no lugar. Já o tratamento pra se evitar isso no futuro pode ser até cirúrgico. Cada caso é um caso.

    1. Ana, na verdade o diagnóstico de DTM é mais centrado nos sintomas do paciente, nem tanto em exames de imagem. A radiografia e a tomografia fornecem informações sobre alterações no formato da cabeça da mandíbula e na relação estática entre as partes da articulação, por exemplo… mas essas coisas, por si só, não configuram DTM. Um exame mais adequado, nesse caso, é a ressonância magnética, capaz de mostrar a articulação em movimento. A partir do exame clínico, dos exames de imagem e da anamnese (as perguntas que o dentista faz), pode-se, então, fazer o diagnóstico.

  106. Olá, Doutora!
    Há algum tempo (não sei dizer o quanto) meu maxilar trava do lado esquerdo. Geralmente eu encontro um jeito de ele destravar sem doer, mas, naturalmente, dói. Talvez a causa disso seja que eu falo demais e bocejo demais (dou aula na faculdade e estudo, não durmo direito). Recomendaram-me o uso de aparelho ortodôntico (não sei se tem relação com isso). Fiquei aflito com a possibilidade de precisar de intervenção cirúrgica. Qual a sua opinião???

    Grato, Ewerton Barros

    1. Ewerton, não acho que aparelho ajude nesse caso. Pelo seu relato, do lado esquerdo, de vez em quando, a cabeça da sua mandíbula “sai da articulação”, e a causa disso pode ser anatômica (o formato do osso). Sugiro a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial. Pode haver indicação de cirurgia mas, só com base no que você me contou, não dá pra afirmar isso.

  107. Ha 5 dias atras eu passei por um procedimento para troca de obturações com infiltracao entre dois dentes do lado esquerdo, ao final da mandibula, para isto acabei ficando quase 2 horas com a boca muito aberta, sendo forçado por dentista, com anestesia, eu somente senti o trauma ou pouco no dia, porem passados 02 dias minha mandibula esquerda esta travada, dificil de abrir o suficiente para comer e colocar comida com garfo. Estou usando anti-inflamatorio e analgesico, porem nao sinto dor para falar, apenas quando abro o boca para comer, a situação esta piorando e a cada dia fica mais dificil comer, qual procedimento eu devo tomar ? Se eu forçar a boca abre, mas com muita dor, ja estou cogitando apenas tomar liquidos. Que tipo de trauma ou posso ter tido e o que fazer ? Obrigado…

    1. Fabio, provavelmente há um inchaço na articulação por causa de um processo inflamatório. Ficar muito tempo de boca aberta pode ter causado isso, assim como mudado um pouquinho a posiçao habitual da mandíbula. Sendo assim, essa costuma ser uma situação passageira. Mas se você sente piorando em vez do contrário, seria bom procurar seu dentista pra avaliar… talvez seja preciso entrar com um relaxante muscular, por exemplo.

  108. Olá, há umas duas semanas percebi que ao bocejar, mastigar e fazer qualquer movimento com a boca meu maxilar estala. E sinto uma dor absurda nos dois ouvidos quando faço esses movimentos.

    1. Mayara, e provável que seja um problema articular. Como já faz duas semanas, talvez não se resolva de forma espontânea. Sugiro a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial.

  109. Há umas duas semanas meu maxilar do lado esquerdo estrala ao abrir a boca, se estou com ela fechada sinto dor e meu ouvido esquerdo está trancado.

    1. E você identifica a origem disso, Julia? Por acaso você bateu o rosto? Dormiu de “mau jeito”? Pode ser algo passageiro, mas se persistir nos próximos dias, procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar.

  110. Boa noite, Ana!
    Faz três dias que sinto muita dor no maxilar esquerdo, ele estrela e a dor é constante e as vezes o estralo é mais alto e a dor é maior.
    O que devo fazer?

    Att Junior

    1. Junior, você fez algo “diferente” que justifique isso? Por exemplo: bateu o rosto, levou uma bolada, dormiu e acordou assim? Como é muito recente, talvez se resolva nos próximos dias de forma espontânea. Se isso não acontecer, procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar.

  111. Dra. Ana, desloco meu maxilar há muito tempo, antes com menos frequência com estalos apenas, que doíam um pouco. Perguntei para diversos dentistas e sempre obtenho a mesma resposta: não dormir com o maxilar apoiado, não mascar chiclete, não bocejar com a boca muito aberta; ou seja, milhares de restrições. Gostaria de saber se esse problema pode ser fixado, a ponto de eu poder me livrar de todas essas restrições e poder abrir minha boca quando quiser, normalmente? Se sim, como?
    Hoje consigo deslocar e colocar no lugar com algumas táticas, em no mínimo 3 segundos, mas não quero ter que passar essa agonia e vergonha toda vez que bocejo ou abro muito a boca.

    Obrigada por disponibilizar este site para tirar dúvidas e orientar, isso é muito importante! Aguardo sua resposta.

    1. Yasmin, solução mesmo, provavelmente só com cirurgia. Você já procurou um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar?

  112. Olá doutora, boa tarde.

    Coloquei aparelho há mais ou menos 1 ano. Até no 5° mês estava tudo normal, mas depois minha boca começou a estalar e em um determinado dia não consegui abri-la mais totalmente. O máximo que consigo abrir é a espessura de dois dedos. Meu otorrino pediu uma tomografia e viu que estava levemente fora do lugar e me falou de uma possível artrose futuramente. Já dois dentistas que eu fui, falaram para eu não me preocupar, pois os dentes movimentam por causa do aparelho e isso pode acontecer mesmo.

    Meus dentes do siso inferiores cresceram errado (não pra cima, mas para o lado, então não tem pra onde eles irem). Tem possibilidade de ser isso que está me afetando?

    Aguardo resposta.

    Cordialmente,
    Andréia.

    1. Andréia, sugiro a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial. Via de regra, problemas articulares não têm a ver com questões oclusais.

  113. Ola, de uns dias pra cá fui bocejar e minha boca travava alguns segundos, e ontem a noite as 23:00 horas aconteceu a mesma coisa, só que desta vez ficou 17 minutos aberta, foi horrivel. O que devo fazer e o que pode ser ?

    1. Gislaine, parece que você teve uma luxação de mandíbula, ou seja, as cabeças da sua mandíbula saíram da articulação. Felizmente elas voltaram espontaneamente. Sugiro a avaliação com um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial, pra ver se foi um episódio isolado ou se há necessidade de alguma intervenção.

  114. Ola doutora,
    Ha 13 dias cai por causa de um desmaio, e levei 5 pontos no queixo, na emergência do hospital na França, falei ao medico que tinha o lado direito do meu rosto inchado, a regiao abaixo do ouvido inchado e doendo, os dentes superiores e inferiores do lado do trauma doendo, mas o medico que me atendeu na emergência falou que a dor era por causa do trauma e nao fez nenhum procedimento no meu rosto, nao me encaminhou para fazer radiografia, e o fato é que depois que cai, fiquei uma semana com muita dor do lado direito do rosto, sem poder abrir a boca e falar direito, e minha alimentaçao foi a base de alimentos moles e liquidos. E passados 13 dias, abaixo do meu ouvido continua um pouco inchado e doendo, minha mandibula continua estalando e ainda doi um pouco, e quando abro a boca, ela entorta um pouco para a direita, sinto um pouco de dor nos dentes do lado do trauma (direito). Estou preocupada de ter causado um problema mas sério.

    1. Rosalia, sem uma radiografia não dá pra ter certeza se houve uma fratura, por exemplo. Mas me parece que os sintomas que você descreve são por causa da batida, mesmo… provavelmente a região da articulação, do lado direito, ainda está um pouco inchada, o que explica os sintomas que você descreve.

  115. Oi, Boa noite.
    Meu maxilar estala já tem uns 4 anos, mas de uns tempos pra cá ele faz 3 estalos quando abro a boca e faz 2 estalos quando vou fecha-la. E sinto dor.
    O que devo fazer, Dra?

    1. Jéssica, procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar. Se fossem só os estalidos, ok, mas há dor, então pode haver disfunção.

  116. Doutora, sem trauma nenhum minha mandíbula começou a deslocar quando mastigo do lado direito, perto do ouvido, a mandíbula vai travar? Trato como? Obrigado.

    1. Elon, não, não dá pra dizer que sua mandíbula vai travar considerando o seu relato. Mas seria bom fazer uma avaliação com um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial.

  117. Olá. Ja fiz tratamento com ortodontista por vários anos para correção da mordida / oclusao. Cerca de 8 anos eu percebi que tinha muito zumbido, e estalos ao movimentar a boca. Alem disso, em fotos fica muito perceptivel como minha boca é torta, parece que o labio é caido de um lado. Sempre que bocejava ou abria um pouco mais a boca eu temia que eu não conseguisse mais fecha-la. E hj, justamente dentro de um consultório odontológico, fazendo uma restauração dentária, a minha boca travou pela primeira vez… eu não conseguia fecha-la e dentista não conseguiu fazer o procedimento para volta-la… um tempo depois, ela voltou sozinha… não senti dor nenhuma, mas a agonia é enorme. Qual especialista recomenda, pois tenho muito medo que volte a acontecer.

    1. Naiara, procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial. Mas pode ser que tenha sido, apenas, um episódio isolado.

  118. Oi Dra.
    Dois dias atrás eu acordei e minha mandíbula do lado esquerdo estava travada, não conseguia abrir a boca mais q dois dedos. Pensei q fosse passar, mas não passou. No outro dia a situação melhorou um pouco, mas agora só consigo abrir a boca normalmente se desloco a mandíbula para a direita para assim conseguir abrir a boca, como se tivesse q colocar a articulação do lado esquerdo no lugar. Isso está me incomodando muito, pois para mastigar é quase impossível.
    Fiz uma varredura de profissionais em minha cidade e a maioria diz n atender a região da ATM. Só consegui consulta com um dentista cirurgiã bucomaxilofacial pra semana q vem e tenho minhas dúvidas se ele saberá resolver.
    O que a senhora acha??
    Obrigado.

    1. Fernando, o ideal é a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial. Mas um cirurgião bucomaxilofacial pode ajudar, sim.

  119. Boa tarde Drª,

    Há muito anos atras ao bocejar minha boca ficou travada aberta, e ao tentar fechar senti dor nos dois lados do queixo e depois de alguns minutos consegui fechar e voltar ao normal, porém toda vez que bocejo se não tomar cuidado minha boca volta a travar.
    Ontem 19.10.15 ela travou duas vezes consecutivas, foi então que achei sua matéria, que me ajudou bastante a entender o que acontece comigo.
    O que você acha do meu caso? Já que consigo fazer tudo normalmente, rir, mastigar, bocejar e etc, exceto abrir muito a boca.

    Desde já muito obrigado.

    1. Erivelton, ou está havendo luxação mesmo (a cabeça da mandíbula sai da articulação, ou seja, ultrapassa a eminência articular) ou o disco articular está se deslocando pra trás quando você abre a boca, aí quando ele não volta à posição normal, a mandíbula “trava” aberta. Procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar.

  120. Dra.
    Há alguns dias venho sentindo dificuldades com esses sintomas. Principalmente quando bocejo, tenho imensa dificuldade de fechar a boca. Tanto que, as vezes não consigo encaixa-la. Depois fica doendo próximo ao ouvido.

  121. Há uns 4 dias eu dormi e quando acordei senti que minha mandíbula do lado esquerdo doía quando eu abria a boca ou mordia algo, a dor não passou até hoje e tenho dificuldades para comer e abrir a boca para escovar os dentes, e sinto que meu maxilar está um pouco deslocado para a direita. Devo procurar um médico ou dentista?

  122. Boa tarde !

    Doutora me ajude ! Eu acho que desloquei minha mandibula, eu estava brincando e de repente fui dar uma gargalhada com a boca bem aberta e senti uma dor imensa. Depois disso continuei sentindo essa dor na boca e quando eu abro e fecho a boca escuto estalo, nao consigo juntar os dentes reto e nao consigo abrir totalmente a boca, quando eu mastigo doi o lado esquerdo quando tento abrir a boca. Será que é grave ? Posso morrer ?? Doutora, me ajuda, eu nao consigo nenhum medico pelo SUS.

    1. Alisson, um dia todo mundo vai morrer… mas CALMA, você não vai morrer disso. 🙂 Pode ter havido uma subluxação, ou seja, a mandíbula saiu do lugar e voltou sozinha. Provavelmente há um pequeno processo inflamatório dentro da articulação, o causa inchaço, por isso você sente a mordida fora do lugar. Aguarde mais alguns dias, se não for melhorando aos poucos, procure um dentista pra avaliar.

  123. Olá Ana.
    Ontem eu fui morder algo e quando eu abri a boca deu um estalão (não doeu), depois ficou dando um barulhinho como tivesse areia no lugar, mas logo passou. Quando foi de noite no lugar estava dolorido e quando acordei continuou, e eu passei a mão e percebi que o lado do estalo (lado direito) o osso está mais alto do que o do lado esquerdo. O que pode ser?

    1. Roberta, provavelmente apenas um desconforto momentâneo. Pode haver um pequeno processo inflamatório na articulação, mas esses sintomas devem diminuir e desaparecer. Caso isso não aconteça nos próximos dias, procure um dentista pra avaliar.

  124. Bom dia Doutora.
    Hoje enquanto jogava basquetebol, tive um choque em que bateram o meu queixo e sinto dores na mandibula, no lado esquerdo (lado oposto em que fui batido). Do principio doía os dois lados, mas agora só o lado esquerdo dói e o direito está ficando inchado.

    Quais os procedimentos que devo seguir? Alguma indicação caseira ou deve mesmo ser com um especialista?

    Obrigado pela atenção.

    1. Orlando, pode ser algo apenas passageiro, por causa do trauma. Se continuar assim pelos próximos dias, procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar. Pode haver algum dano na articulação da mandíbula.

    1. Marcya, a compressa morna ajuda a resolver o processo inflamatório, mas pode não ser muito confortável, mesmo. Converse com a sua dentista.

  125. Olá, ontem jogando bola levei uma bolada na boca que na hora senti a mandíbula não fechar corretamente, meus dentes no lado direito não consigo encostar, desalinhou, e tenho um pouco de dor neste lado direito… será que eh somente um trauma da batida? Devo aguardar ou buscar um dentista?

    1. Tiago, provavelmente é só da batida, mesmo. O lado atingido deve estar “inchado internamente”, por isso a mandíbula fica um pouco fora do lugar habitual. Com o passar dos dias, isso deve se resolver. Se não, procure um dentista pra avaliar.

  126. Olá doutora! Há quase três anos fiz restauração em dois dentes da frente, e agora próximo a esses dentes a gengiva está um pouco escurecida.
    Gostaria de saber o que faço para a gengiva voltar a cor normal? Será preciso trocar as restaurações?

  127. Oi dra, to com um problemão que nem sei como explicar em palavras, mas vou tentar explicar, já faz alguns anos que quando eu abro a minha boca, a mandíbula se desloca para o lado direito e um osso sobressai do lado esquerdo abaixo da orelha (cabeça da mandibula?) enfim, sempre quando eu bocejo eu seguro coma mão minha boca pra não doer, e sempre que eu mostro para as pessoas e abro a boca perto delas elas ficam assustadas, porque minha mandibula vai pro lado direito e um osso sai do lado esquerdo abaixo da orelha.. e é meio perturbador até pra mim isso, porque dar gargalhada, bocejar ou morder algum alimento é complicado, pois o osso que sai do lado do rosto dói… bom, até ai tudo bem, acostumei e minha dentista disse que com aparelho isso melhora.
    Mas faz 3 dias que a dor na região onde o osso sai está contínua, mesmo sem abrir a boca, e abrindo a boca a dor piora muito… creio que isso começou quando eu cai de cara no chão há uns 5 anos atrás…
    Minha dentista disse que com aparelho conserta, mas… não é estranho ter um osso que sai do rosto e a mandibula se desloca pra um lado deixando a cara tudo torta? Ainda mais agora que to com dor…
    Isso é ATM? O que eu faço e qual profissional buscar?
    Obrigado pelo espaço para perguntas, valeu!

    1. Daniel, eu não tenho tanta certeza quanto a sua dentista de que o aparelho ortodôntico seja útil no seu caso. Eu sugiro uma avaliação com um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial, parece ser uma DTM, sim.

  128. Olá Doutora, há uns tempos atrás, minha amiga sem querer me deu um soco do lado direito da minha mandíbula e com o impacto ela deu um estralo alto, desse tempo pra cá, eu venho observando algumas mudanças no meu maxilar, quando eu como minha mandíbula estrala, quando eu abro muito a boca para dar um bocejo, ela as vezes trava, mas nunca tinha sentido dor, só um incomodo, mas agora estou sentindo umas dores no ouvido direito e quando eu abro a boca ele chega a doer. Será que isso tem a ver com a mandíbula? Eu também li em uns sites que pode ser uma DTM. Poderia me tirar essa dúvida, por favor?
    Obrigado pela atenção!

    1. Márllon, pode ser problema articular, sim. Seria interessante a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra verificar se houve algum dano ou se é algo apenas passageiro.

  129. Doutora, estou ha 4 meses com dor na nuca, inflamacao no pescoco, se eu correr ou for pra academia piora, a dor comecou quando eu usava o aparelho, toda vez que eu apertava dava mt tontura e pontadas fortes, e nesse tempo nasceu 4 dentes do siso, e eles estao perfeitos, ja fiz todos exames de cabeca e nada, se eu tirar os dentes do siso sera que alivia essa inflamacao ? Muito obrigado, tenho 20 anos.

    1. Lucas, não dá pra afirmar que a dor vai embora ao extrair os sisos, até porque você mesmo disse que eles estão “perfeitos”. Então a causa da dor não deve ser eles, certo? Você precisa de um diagnóstico preciso, não é questão de fazer tentativas de extração pra ver se a dor some. Procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar.

  130. Gostaria de saber um consultório de tratamento de ATM no RJ /Niteroi /São Gonçalo, preciso com urgência.
    Obrigada desde já.

  131. Doutora, me ajuda, eu estou com um deslocamento de um lado da minha boca e eu to com medo, eu nao sinto dor mas incomoda na hora de fechar a boca quando eu abro muito, queria saber se eu vou ter que fazer cirurgia ou nao ?

    1. Dinne, não dá pra dizer que há necessidade de cirurgia apenas com base no seu relato… nem que há um deslocamento. Sugiro a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial, pra diagnosticar o problema – se houver problema – de forma precisa.

  132. Olá Dra. uso aparelho ha quase 3 anos e de uns 6 meses pra cá estou sentindo que a minha mandibula está solta, pois o meu queixo fica mexendo para um lado e outro quando falo, as vezes acontece até de morder a lingua, e percebo também que o queixo está diminuindo (entrando para dentro), mas não sinto dor. O que pode ser e o que fazer? Estou muito preocupada. Desde de já agradeço.

    1. Luciene, se não há dor, não há um problema articular. Mas se você tem dúvidas quanto a isso, procure um dentista especialista em DTM pra avaliar.

  133. Olá Dra,
    Hoje na hora do almoço senti um estalo na articulação direita da mandíbula que me deixou muito assustado. Almocei com a boca quase fechada e até agora, todas as vezes que abro a boca e fecho a boca, um estalo acontece. Estou sem dor, mas muito preocupado de ser algo grave. Que devo fazer? Obrigado.

    1. Cleiton, estalidos, embora incômodos, não são um problema em si, muita gente os têm, sem problema algum. De qualquer forma, por ter começado de forma abrupta, se isso continuar ou se começar a doer a articulação, procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar.

  134. Oii, eu já fui ao dentista, e eles falaram que um lado do meu maxilar tá indo na frente do outro. Como faço pra alinhar?

    1. Procure um detntista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar, Larissa. Se não há dor nem incômodo, talvez nem seja o caso de “alinhar”.

  135. Boa tarde. Há uns tempos estava a trincar uma maçã e senti qualquer coisa a sair do lugar no lado direito do maxilar. Não sei do que se trata ao certo mas penso que seja um osso fora do sitio e não um músculo! Já estou assim há bastante tempo e não passa. Falei com o meu dentista e ele disse que era por mastigar só de um lado e tinha que equilibrar a comida, mas nao me parece que seja isso… Quando mastigo sinto o osso a mexer e faz estalinhos quando abro e fecho a boca, não dói mas incomoda muito! O que poderá ser e o que poderei fazer?

    1. Diana, pode ser apenas algo passageiro… com base na sua descrição, não dá pra dizer que seja DTM (dinfunção temporomandibular). Se continuar assim nos próximos dias, procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar.

  136. Chegou um dia em que eu estava mordendo um pao duro e ouvi um estralo da mandibula do lado esquerdo, chegou a noite e comecou a doer todos os dias na mesma hora (de noite), passou alguns dias e percebi que o maxilar estava torto, tipo sentia que os dentes de baixo nao estavam alianhados como sempre foi, o que pode ser isso, por favor?

    1. Kelvin, como dói todo dia no mesmo horário, parece ser algo inflamatório. A sensação de mandíbula torta provavelmente ocorre por um inchaço dentro da articulação. Se não melhorar nos próximos dias, procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar.

  137. Olá meu nome é Luiz Fernando e hoje após ter comido dois pacotes de m&m’s tive um pouco de dor de cabeça e agr meu lado esquerdo da minha mandíbula doi, é como se a dor fosse alguém ligando e desligando a luz. O que devo fazer?

    1. Luiz, provavelmente é algo apenas passageiro, talvez até só muscular. Se a dor permanecer, procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar.

  138. Olá, meu maxilar está estalando cada vez mais alto, ele dói e tenho a impressão que meus dentes de baixo estão entrando.

    1. Marianna, procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar. Pode ser DTM (disfunção temporomandibular).

  139. Olá doutoura, um amigo meu sem querer me deu um soco fraco de um lado da minha mandíbula e ficou doendo. Só que agora ta doendo pouco e se eu abrir e fechar a boca dói um pouco, e o lado que ta doendo é o lado oposto ao do soco e ta incomodando. O que eu faço?

    1. Efraim, provavelmente você machucou a articulação, pode haver uma inflamação. Se o soco é recente, aguarde alguns dias, a dor pode ser apenas passageira. Se continuar doendo, procure um dentista pra avaliar.

  140. Olá Dra., não estou conseguindo abrir minha boca direito e muito menos me alimentar, falo um pouco dificuldade e quando tento abrir e fechar a boca meu maxilar dói, o que pode ser?

    1. Várias coisas, Helton… só examinando você pra diagnosticar a causa e propor um tratamento. Pode ser um problema articular, um abscesso dentário, o resultado de um trauma… depende. Procure um dentista.

  141. Olá,
    Tomei um chute no queixo de baixo pra cima, jogando futebol, e senti um leve estalo entre as mandíbulas no lado esquerdo; não senti dor, mas assustei imaginando que meu maxilar estaria fora do lugar. Hoje, dois dias depois, sinto que o lado esquerdo da boca não encosta os dentes, houve pequeno desvio e acredito que menor que meio centímetro – só o lado direito encosta os dentes.

    Desejo saber se meu maxilar voltará sozinho ou se devo procurar um especialista?

    Obrigado.

    1. Alessandro, não acho que sua mandíbula esteja realmente fora do lugar, mas do lado esquerdo provavelmente haja um inchaço na articulação que está causando essa assimetria. Aguarde mais alguns dias, se não voltar ao normal, procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar.

  142. Boa tarde,
    Não sei o que posso fazer, sinto uma dor terrível na minha mandíbula.
    Não consigo mastigar direito e estou falando diferente. Nem posso pensar em abrir minha boca.
    Tenho medo de ser algo muito sério. N é a primeira vez que isso acontece + dessa vez está com muita intensidade e dói muito.

  143. Olá, Dra. Ana, há aproximadamente 02 dias estava dormindo, quando senti um grande incômodo e desconforto na mandíbula direita, pois estava dormindo de lado e com o rosto em cima de uma coberta que formava um caroço justamente em cima do maxilar. Ao acordar e atender um telefonema, prendendo o fone com o ombro, senti uma dor no mesmo maxilar que permaneceu por horas. Hoje, no café da manhã, ao mastigar, apareceu um caroço no local, abaixo da orelha, que desaparece aos poucos assim que termina a mastigação. Aconteceu a mesma coisa a cada refeição. Pode ser alguma problema na ATM ? A ocorrência destes caroços ao mastigar pode demorar quantos dias até melhorar? Grata desde já.

    1. Pode ser um problema de ATM sim, Sonia. Não dá pra dizer quantos dias leva pra melhorar porque nós não sabemos o que é e nem se vai melhorar. Se permanecer assim nos próximos dias, sugiro uma avaliação com um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial.

    2. Dra, estou nesse exato momento com a boca aberta e torta depois de bocejar. Ja nao e a prímeira vez que tenho esse deslocamento. Sempre volta pro lugar depois de uns 40 minutos, mas gostaria de eu mesma colocar no lugar assim que ela desloca. Qual seria o tratamento? Alem de dolorido é muito incoveniente.

      1. Karine, me parece que você tem uma luxação da mandíbula, que é quando a cabeça dela sai completamente de dentro da articulação. Quando isso acontece, o mais seguro é procurar um dentista pra colocá-la no lugar, porque ele tem o conhecimento técnico e anatômico pra isso.

        1. Obrigada por responder. Na verdade nunca tive esse problema, mas apos uma cirurgia de remocao do ciso, comecei a ter essa luxacao do lado esquerdo da boca. Meu dentista disse que talvez por ter ficado com a boca extremamente aberta, algum ligamento afrouxou. Acontece que nao posso bocejar que a minha mandibula sai do lugar. Todas as vezes ela voltou sozinha para o lugar, sem precisar de manobras, mas sempre demora cerca de 40 min ou mais. Sinto uma dor terrivel perto do ouvido. Nao posso ao menos beijar meu marido. Tem cirurgia para o meu caso? Por favor, me ajude. Meu dentista disse que nao tem o que se fazer, disse que vou ter que evitar de abrir muito a boca para bocejar, comer… Ele esta certo? Nao tem cirurgia ou outra solucao?

          1. Pode haver solução cirúrgica, sim. Sugiro a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial.

  144. Dra. Eu estava dormindo e quando acordei senti o meu maxilar fora do lugar, é a segunda vez que isso acontece comigo… Mas eu mesma consegui voltar ele pro lugar, apesar do desespero, pq não foi fácil, era como se eu não sentisse o meu maxilar, mas forcei e conseguir voltá-lo para o lugar. Mas estou sentindo algo muito estranho, como se o meu maxilar estivesse no lugar errado, tenho a impressão que o meu mastigado esta torto, estou sentindo uma leve dormência na língua, e tendo dificuldades para falar. Estou muito preocupada e com medo de ser algo sério e não ter solução, não aguento mais ficar assim, é uma agonia fora do normal, estou sem ânimo até para conversar, falar, pois não estou conseguindo direito !! Me ajuda.

    1. Gennifer, pode ser alguma coisa dentro da articulação da sua mandíbula esteja realmente fora do lugar, e isso deixa a sua mordida “torta”, mesmo… e pode explicar a dormência na língua e a dificuldade pra falar, também. Sugiro uma avaliação com um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial.

  145. Boa tarde, Doutora

    Jogando futebol levei uma bolada forte na região da mandibula, mas na lateral direita do meu rosto. Estou sentindo um pouco de dor, sinto mais quando estou comendo, e sinto uma pequena diferença na mordida. Isso faz 24 horas, devo procurar um especialista ?

    Obrigado.

    1. Rafael, por enquanto acho que não, seus sintomas devem ser apenas pelo trauma. Mas se você continuar sentindo incômodo e essa diferença na mordida por mais de 1 semana, sugiro que você procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar a articulação da sua mandíbula.

  146. Olá dra, há mais ou menos 4 dias atrás ao bocejar senti uma dor muito forte, como se fosse deslocar o maxilar, mas logo a dor passou, no dia seguinte senti no lado direito um pouco endurecido e inchado, hoje a dor passou mas ao mastigar ainda fica um pouco dolorido e endurecido como se fosse uma tensão muscular, quando termino de comer volta ao normal. O que pode ter acontecido????

    1. Girlainy, parece que você QUASE deslocou a mandíbula, a articulação chegou a sair do lugar mas voltou sozinha. Dadas as circunstâncias, é de se esperar que esteja meio dolorido e inchado. Esses sintomas vão diminuir com o passar dos dias. Se isso não acontecer, procure um dentista pra avaliar.

  147. Dra., tive um deslocamento da mandibula de um lado só faz umas duas semanas e passei pela dentista, ela disse que não ficou nada fora do lugar, porém sinto muitas dores depois disso, o que devo fazer?

    Levo em consideração que estou tratando de uma sinusite, rinite, faringite com crises alérgicas.
    Mas como devo proceder?

    1. Simone, se realmente a articulação saiu do lugar, é natural que você esteja sentindo dores… deve haver inflamação, o local fica “machucado”, então pode levar alguns dias pra essa dor se resolver. Seria interessante tomar alguma medicação analgésica e/ou anti-inflamatória. Converse com a sua dentista sobre isso.

  148. Olá! Gostei muito da sua matéria e estou com alguns problemas que já foram citados aqui! Há alguns anos senti um grande desconforto e dor ao mascar chiclete, seguido de um estralo bem forte no lado direito da mandíbula, em seguida as dores de cabeças se tornaram frequentes e o ouvido fica dolorido, e toda vez que estou com essa dor só alivia quando eu mesma estralo a mandíbula do lado afetado, o que poderia ser, não aguento mais as dores de cabeça fortes todos os dias!

  149. Boa tarde,
    Gostaria de saber… quando abro bastante minha boca minha mandíbula trava e quase não consigo fechar mais a boca… o que é isso? E o que devo fazer para que isso pare de acontecer?

    1. Thabata, isso pode acontecer quando a cabeça da mandíbula sai da articulação, ou seja, ultrapassa os limites da eminência articular. Quando a mandíbula trava aberta diz-se “luxação” e, quando ela sai mas volta, diz-se “subluxação”. Procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar.

  150. Olá doutora!
    Há cerca de 2 meses, percebo que ao mexer minha boca para o lado esquerdo ela dá uns estalos (baixos, que só eu escuto), não sinto dor, mas não consigo mexer minha boca com a mesma suavidade que tenho ao mexer pelo lado direito, acontece que ela parece estar meio travada. Estou que DTM/trismo (já que arranquei dois dentes permanentes, um em 2005 e outro em 2011, por questões de estética), doutora? Estou ficando muito preocupado já que se eu tiver esse problema, não ficarei curado e terei que conviver com o ele pelo resto da minha vida, o qual não aguento mais, pelo incômodo causado.
    Obrigado desde já.

    1. Arkanjo, a presença de estalidos não é, sozinha, um indicativo de DTM ou trismo. O trismo é a dificuldade de abrir a boca, se você não tem dificuldade, não tem trismo. Estalidos não acompanhados de outros sintomas podem até ser considerados normais. Mas se você tem dúvidas, procure um dentista especialista em DTM pra avaliar.

  151. Estou muito triste! Pois ha alguns dias meu maxilar esta dando uns estalinhos do lado direito, quando eu movo o queixo pra direita e pra esquerda. Não doi, mas tô com medo de ser algo grave. O que devo fazer?? :.(

    1. Lucas, não fique triste… a minha articulação da mandíbula também dá estalinhos, mas do lado esquerdo. É muito comum que as pessoas tenham estalidos em ATM, o que não é um problema, em si. Se não há dor, você não tem com o que se preocupar… certamente não é grave. Mas se você quiser tirar a “cisma”, procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar.

  152. Vez em quando tenho uma espécie de “câimbra” na boca, isso acontece normalmente ao bocejar, em seguida sinto uma tensão no músculo e logo passa. Da ultima vez senti uma tensão mais forte, sinto um pouco de dor quando aperto no lado direito da face. Não tenho dificuldade para abrir e fechar a boca, somente uma leve tensão muscular quando aperto o lado direito da bochecha. Vem melhorando no segundo dia, vou esperar mais uns dias, acho que vai passar!
    Agora com relação as “câimbras” na face, isso tem tratamento?
    Att. Antonio Espíndola

    1. Antonio, os sintomas que você descreve podem ser de DTM, que é a disfunção temporomandibular. Você por acaso têm o hábito de ranger os dentes enquanto dorme? Às vezes a musculatura envolvida está “cansada”, o que favorece essas câimbras. Procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar, se for o caso, o uso de uma placa miorrelaxante pode ajudar.

  153. Oi doutora, eu andei pesquisando muito ultimamente sobre a ATM porque a minha mandíbula, no lado esquerdo somente, estala de vez em quando ao abrir a boca, e quando mastigo nesse lado ela estala direto umas duas, três vezes seguidas a cada mordida. Eu uso aparelho ha uns 4 anos já e no começo do tratamento era normal minha mandíbula, nunca havia dado esse problema. Começou a estalar assim em uma época que eu extrai uns cinco dentes em 3 meses, tirei muito dente, ai começou a estalar conforme apertava o aparelho e os dentes iam para o lugar. Hoje em dia ainda uso aparelho e meu sorriso é um pouco pra esquerda, a dentista esta trazendo os dentes inferiores para a direita pra alinhar, mas tenho certeza que não precisa disso. Eu já falei com ela sobre isso e ela diz que no final do tratamento vai voltar ao normal (tenho certeza que não, pq não é a dela que estala). Ah… esqueci de falar, quando estou de boca fechada e forço a boca o músculo na mandíbula esquerda fica visivelmente maior que da direita; eu tbm consigo estalar a hora que eu quiser só mexendo pra esquerda. Enfim… Queria saber o que pode ser!

    OBS: já aconteceu de travar a boca aberta duas vezes, fiquei até com medo, mas dps forcei pro lado e consegui fechar.

    1. Rodrigo, a presença de estalidos somente não caracteriza um problema de articulação. Já os travamentos não são normais, e aí eu acho que o ideal seria uma avaliação com um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial, pra ver se há algum desarranjo articular.

  154. Dra. Um dia eu estava escovando os dentes e senti como se tivesse aberto demais a boca… doeu mt, como se fosse caimbra, e formou um “caroço”… dps de alguns segundos voltou ao normal… hoje quando bocejei senti que ia acontecer de novo… dps disso fiquei com a sensaçao de algo fora do lugar e que iria acontecer a qualquer momento… o que pode ser isso? É meio assustador.

    1. Leticia, parece que você QUASE teve um deslocamento da mandíbula. Seria bom avaliar junto a um dentista especialista em DTM e DOr Orofacial, pra ver se realmente há algo “meio fora do lugar”.

  155. Estive lendo os comentários e perguntas do pessoal e estou passando pelo mesmo problema. Estou com o maxilar do lado esquerdo deslocado e sentindo um enorme desconforto, pois não consigo abrir a boca direito e isso dificulta a alimentação. Além de doer muito a cabeça e ouvido. Minha dúvida maior é porque estou gestante de poucos meses e gostaria de saber qual a melhor forma de solucionar esse problema. Sendo que nem remédios, do tipo relaxante muscular, não posso tomar.

    1. Vivianny, procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar. De qualquer forma, se necessário, não é proibido que você tome medicação, apenas se procura evitar por uma questão preventiva. Se seu obstetra estiver de acordo, ok. E creio que você não esteja com a mandíbula deslocada, isso significaria que a mandíbula, do lado esquerdo, está fora da articulação, você teria dor, seu rosto estaria até deformado. Mas alguma disfunção é provável que você tenha, sim.

  156. Olá! hoje estava mastigando um chiclete e percebi que a mandíbula (apenas no lado direito) dava um estalo cada vez que eu mastigava, não sinto dor, consigo abrir a boca normalmente… apenas sinto o estalo quando eu abro a boca… o que pode ser?

    1. Provavelmente nada mais que um estalo mesmo, Maria Luiza… a presença de estalidos não configura um problema em si, muita gente tem e convive bem com isso (eu, inclusive). Já se começar a doer, eu sugiro que você procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar.

  157. DRA. ha um bom tempo tenho problemas do meu maxilar estalar no simples movimento de falar ou comer e, se deito de lado, o maxilar desloca e quando tento voltá-lo pro lugar dói, mas é so ficar uns minutos do lado oposto que logo volta ao normal.
    Meu dentista me disse que é só usar a placa de silicone que melhora, mas ele nao fez nenhum exame nem nada pra falar isso e eu nao entendo como essa placa vai resolver?

    1. Jessica, a placa interoclusal (que NÃO É de silicone, mas rígida) vai ajudar a posicionar corretamente a posição das cabeças da sua mandíbula dentro das articulação temporomandibulares (ATMs). Não sei se o seu dentista é especialista em DTM mas, seria legal uma avaliação com um. Converse com ele, ele mesmo pode indicar um colega especialista, se ele não for.

  158. Olá, há uns 5 dias atras eu estava sentindo uns estalos no meu maxislar, no segundo dia ele estava um pouco dolorido na região do ouvido, no 3o dia eu nao estava conseguindo comer muito bem pois conforme eu mastigava ele doía, e no 4 dia eu acordei com o maxilar um pouco torto e nao consigo comer nada pois nao consigo abrir a boca, eu fui no ponto socorro e o clinico disse que era caxumba, mas tenho certeza que não é pois eu acho que caxumba incha o pescoço.
    Ele me passou medicamento e um relaxante muscular e ate agora nada.
    Por estar doendo muito e eu nao conseguir abrir a boca e ela esta um pouco torta, pode ter saido do lugar ?
    Pois o clinico nem examinou, ele so me olhou e disse que era caxumba pode ser?

    1. Daiane, estranho o médico dizer que é caxumba e não ser, deslocamento da mandíbula e caxumba são coisas tão diferentes… mas, enfim: considerando o seu relato, DIGAMOS que o médico está errado, pode ser um deslocamento da mandíbula, sim. Sugiro que você procure um dentista pra avaliar, de preferência um especialista em DTM e Dor Orofacial ou um cirurgião bucomaxilofacial.

  159. Olá, Dra. Ana. Ha quase sete anos atrás cai de bicicleta e desloquei meu maxilar esquerdo, tinha 11 anos na época e tive medo de falar para a minha mãe por algum motivo. Hoje ele ainda está do mesmo jeito, deslocado, e notei que o desvio da linha média da minha face está mais mudada que ha 2 anos atras, meu dentes de trás n estão mais alinhados como antes. Eu gostaria de saber qual procedimento a ser feito, provavelmente o osso do maxilar já mudou de forma; será preciso algum tipo de cirurgia? Quais procedimentos devo tomar? Obrigado!

    1. Pedro, não acho que você tenha realmente deslocado a mandíbula na época ou, se deslocou, foi temporariamente. Mas você pode ter fraturado a cabeça da mandíbula e, agora, a fratura consolidou com o osso “torto”. Estou apenas supondo, ok, talvez não seja nada disso… mas é uma explicação coerente. Com o crescimento ósseo, essa assimetria está ficando mais aparente. Sugiro que você procure um dentista pra avaliar, de preferência um especialista em cirurgia bucomaxilofacial. O tratamento pode envolver cirurgia, sim… mas depende do caso.

  160. Olá Ana, tudo bem? Usei aparelho quando tinha uns 14 anos. Desde essa idade tinha estalos, porém raras vezes. Tirei o aparelho. Hoje tenho 19 anos, meus estalos estão cada vez piores. Começou com o lado esquerdo da mandíbula, depois o direito. As vezes o simples ato de mastigar é de grande incômodo, pois os estalos são contínuos. Nos últimos dias, tenho acordado com a abertura da boca travada, como se minha mandíbula estivesse deslocada para dentro. Há uns 6 meses busquei ajuda odontológica, voltei a usar aparelho. Porém, os estalos são cada vez mais violentos. Minha dentista diz que não há o que fazer, pois o que pode ser feito é o uso do aparelho. Devo procurar mais algum profissional ou no meu caso devo apenas ter paciência? Fico muito grata por sua resposta pois estou começando a me desesperar. Forte abraço!

    1. Kelly, você precisa da avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial. Não que o aparelho eventualmente não possa ajudar, mas não há, necessariamente, relação direta entre problemas oclusais e articulares. Cada caso é um caso e é preciso uma avaliação específica.

  161. Doutora, estou sentindo um desconforto muito chato na mandíbula, doi quando mastigo e falo, fiquei assim depois do almoço tem três dias.

    1. Pode ser algum desarranjo articular momentâneo, Junior. Se continuar assim nos próximos dias, procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar.

  162. Olá, ao mastigar errado travou meu maxilar apenas do lado direito, nao consigo abrir a boca, dói muito a cabeça e o ouvido, hoje fas 2 dias, seria possivel eu mesma por no lugar ? Seria perigoso eu tentar e piorar ? Volta sozinho ? Obrigada pela a atenção.

    1. Nayara, CLARO que é perigoso você mesma tentar colocar sua mandíbula no lugar… você não tem conhecimento técnico nem de anatomia pra isso. Procure logo um dentista!

  163. Olá, há uns dias atrás não sei o que aconteceu, mas minha mandíbula saiu do lugar e inchou, e ela não travou como sempre trava. Por que isso ocorre? Já fui no dentista pra ele colocar no lugar. Mas ainda sinto dores e um leve inchaço, isso é normal por eu ter ficado muito tempo com a mandíbula deslocada?

    1. Como assim “ela não travou como sempre trava”, Izadora? De qualquer forma, dadas as circunstâncias, esse inchaço é até esperado.

  164. O meu só doi do lado esquerdo, ele estrala, quando como algo duro fico dias sem poder mastigar direito, o q pode ser????

    1. Pode ser DTM (disfunção temporomadibular), Eliton. Procure um dentista especialista em DTM e DOor Orofacial pra avaliar.

  165. Olá, eu tenho 13 anos, e hoje eu acordei não conseguindo abrir a minha boca inteira, eu fico um tempo sem mexer e a dor sai, mas quando eu vou comer volta de novo, isso pode ser um deslocamento? O que devo fazer?

    1. Isabela, não acho que é um deslocamento, nesse caso você não conseguiria FECHAR a boca, e o seu caso é exatamente o oposto. Provavelmente é algum outro problema na articulação da sua mandíbula, como um deslocamento do disco articular para anterior. Peça que um responsável a acompanhe a um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar.

  166. Boa noite!
    Preciso muito de ajuda, estou com dificuldade de abrir totalmente a boca, não consigo dar um simples beijo ou morder um cachorro quente, pois acredito que meu maxilar esteja deslocado. Quando forço a abertura, sinto um estalar acompanhado de uma forte dor no meu osso. O que pode ser isso? Que profissional devo procurar?

    1. Pode ser DTM (disfunção temporomandibular), Sarah. É possível que o disco articular da sua mandíbula esteja deslocado anteriormente, o que restringe a abertura de boca. Quando você força, a articulação consegue passar pelo disco, o que dói e causa o estalido. Procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar.

  167. Boa noite… Outro dia estava comendo um sanduiche e minha boca simplesmente travou aberta por alguns segundos… fiquei desesperada… mas ela voltou ao normal… A impressão que tive foi de que minha boca não fecharia mais, e agora quando escovo os dentes ou quando estou comendo, sinto que quando abro muito a boca minha mandíbula vai voltar a sair do lugar. Reparei também que depois desse episodio todos os dias acordo com dor nessa região da articulação. O que pode ser… e se esse deslocamento voltar a acontecer o que eu faço na hora? Porque a situação é desesperadora.. =/

    1. Kessia, procure um dentista especialista e DTM pra avaliar. Se o deslocamento voltar a acontecer será preciso recolocar a sua mandíbula no lugar… o que ocorre é que ela “passa do ponto” e sai da articulação. Se ela voltar sozinha, ok, se ele não voltar, só um dentista pode fazê-lo. Nesse caso, seria necessário procurar um pronto-socorro ou consultório odontológico.

  168. Oiee, eu sinto muita dor na articulação mandibular, as vezes me da umas fincadas, como se estivessem cravando algo ali, quando falo por muito tempo ou dou muita risada a dor aumenta, as vezes da uns estralinhos e tenho dificuldade em comer algo duro, tenho muita dor de ouvido e dor de cabeça, fui em uma consulta em um cirurgião buco maxilo facial e ele me afirmou que eu tinha bruxismo devido a apresentação de desgaste nos dentes e alguns sintomas, queria sabe se estou com DTM ou apenas são sintomas do bruxismo?

    1. Josiane, bruxismo e DTM são coisas diferente, você pode ter um, outro, ambos ou nenhum. Sugiro que você procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra fazer uma avaliação, pode ser que voce tenha DTM, sim.

  169. Há uns 4 anos atrás a minha mandibula deslocou, eu abri a boca e não conseguia fechar mais. Só que eu mesma forcando consegui colocá-la no lugar. Fiquei alguns dias assim, enquanto falava minha boca ia deslocando e eu ia pondo no lugar. Meses e ate anos desse jeito. Atualmente, eu só sinto estalar, mas não doi, as vezes incomoda. A minha mandibula inferior é deslocada para a esquerda, não sei se é pelo fato de eu só conseguir mastigar para um lado. Gostaria de saber se tem relação uma coisa com a outra e se isso tem cura.

    1. Vanessa, sugiro a avaliação de um dentista especialista em DTM e DOr Orofacial. Se você tiver uma DTM (disfunção temporomadibular), tem tratamento e controle.

  170. Chamo me Marisa e tenho um dente estragado ha muitos anos, e desde então venho comendo de um lado da boca. E a ultima vez que fui ao dentista ele me falou que o lado que eu comi por muito tempo esta desgastado. Agora sinto dores no maxilar. Ouvido. E maxilar pesado, e sinto muito estalo no maxilar e nao consigo comer do outro lado, esquerdo. O que faço, estou preocupadissima!

    1. Marisa, a primeira coisa é tratar o dente “estragado”, seja qual for a indicação (restauração, tratamento de canal, extração, etc.). A partir daí é que será possível decidir o próximo passo. Seria bom fazer uma avaliação com um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial, pra afastar – ou confirmar – a possibilidade da dor que você sente ser um problema articular.

  171. Olá! Fiz uma extração do dente do siso do lado esquerdo superior há 15 dias, e ainda sinto dor mas, o que está realmente me deixando preocupada é que quando vou abrir a boca, minha mandíbula dá um tranco e a boca entorta e forço pra fechar a boca… dói e dá uma sensação de dor no ouvido também. Pode ser disfunção de ATM? Nossa, estou muito preocupada e com medo que seja isso.

    1. Damares, pode. Mas considerando que você acabou de passar por uma cirurgia de siso, se for, deve ser algo transitório. A região certamente ainda está um pouco inchada, e isso pode causar um desarranjo articular passageiro. Aguarde mais algumas semanas, isso deve se resolver de forma espontânea. Se não, procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar!

  172. Eu estou com dificuldade d abrir a boca, no primeiro momento meu dentista pensou k poderia ser dor d canal, o rosto estava mega inchado, tomei todo tipo d remédio, melhorou muito o inchado, mas agora não consigo abrir a boca, só abre 1 dedo, sinto dor no ouvido, já nem sei mas o q faco, e meu dentista já ta desistindo d mim…

    1. Yara, você parece ter um abscesso. O dente foi aberto pra tratamento de canal? Porque se houver indicação de tratamento de canal, o problema só vai se resolver com a conclusão do tratamento.

  173. Cara, aconteceu isso comigo hoje, eu acho…
    Fui ao dentista fazer uma obturação corriqueira, ele anestesiou e perguntou se ainda tava doendo e eu disse que sim, daí ele aplicou mais anestesia (não sei se a quantidade de anestesia influencia, ou foi só o fato de abrir e fechar a boca para que ele mexesse), eu sei que no meio do procedimento, eu só conseguia abrir a boca até um certo ponto, se eu tentasse abrir mais doía muito, era como se tivesse travado meu maxilar e eu nao conseguia abrir a boca no máximo. Mas não comentei nada, achei que por causa da anestesia tivesse perdido o domínio dos movimentos e tals. Depois cheguei em casa, passou o efeito da anestesia e agora consigo abrir a boca ao máximo, porém, meu maxilar ainda dói (óbvio que não tto qto na hora que estava na cadeira do dentista, mas dói)… Será que foi só na hora da obturação e agora ja ta passando ou me deu essa luxação de ATM?

    1. Nádia, se fosse uma luxação de ATM você não conseguiria fechar a boca. Como sua dificuldade era de abrir a boca, pode ter sido algo relacionado à anestesia, mesmo. Ou, talvez, um deslocamento do disco articular. Se a dor persistir, procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar.

  174. Boa tarde doutora,
    Ha mais ou menos uns três meses atras passei por um episódio um tanto que assustador, no consultório dentário, enquanto fazia uma restauração. Meu maxilar deslocou para a direita, ficando travado, foi quando a dentista fez alguns movimentos e o colocou de volta. Isso aconteceu duas vezes na mesma hora e na segunda vez ela demorou um pouco para conseguir corrigir. Após isto fui para o meu carro e tive a sensação de que ele estava querendo deslocar de novo, como se estivesse levemente puxando. Fiquei desesperado e voltei ao consultório quando ela me disse que isso nao ia acontecer. Fui para casa com esta sensação mas por volta de 6 horas ela passou e tudo ficou normal. De um tempo pra cá, venho sentindo de vez em quando essa sensação de que minha mandíbula vai deslocar mas logo passa. Ontem, depois de escovar os dentes, voltei a sentir este desconforto (sem dor), sinto que não estou mordendo a minha mordida. Pode ter ocorrido algum trauma em alguma articulação por conta do dia em que a minha mandíbula foi deslocada? Corre o risco de deslocar de novo ou não é tão fácil assim? Existe tratamento para esse tipo de coisa? Confesso que toda vez que acontece isso fico com muito medo, pois aquele dia foi muito assustador para mim.

    1. Felipe, pode ter ocorrido algum trauma, sim. Mas como você não relata dor, creio que não. De qualquer forma, pode haver algum desarranjo articular, então seria bom fazer uma avaliação com um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial.

  175. Boa tarde, já faz 6 meses que estou com problema no meu maxilar do lado direito, sempre que eu abro a boca, ele da uma espécie de fisgada… no início, eu achei que era temporário, mas agora sinto que o problema se agravou, está doendo demais e meu rosto inchou um pouco, não sei o que é isso e não sei como resolver. Alguém poderia me ajudar?

    1. Luan, é preciso procurar um dentista pra determinar a causa do problema. Talvez seja um problema na articulação, mas pode ser que seja um abscesso, pois você fala em inchaço. Enfim: procure um dentista assim que possível.

  176. Olá. Quinta-feira (26/02) enquanto escovava os dentes, minha mandíbula deu dois estalos. Senti como se tivesse saído do lugar e voltado. Isso ocorreu do lado esquerdo. Terminei minha escovação e fiquei sentindo um leve desconforto, uma especie de cansaço na mandíbula, como se tivesse tido uma cãibra. No outro dia percebi que não conseguia abrir a boca em toda sua extensão e continuei com a sensação de cansaço na face. Comecei a usar dorflex e senti um alivio. No sábado voltei a abrir a boca normalmente depois de um certo esforço e a sensação de cansaço persistia. No domingo fiz uma prova de concurso e ai que tudo piorou. Durante a prova meu pescoço começou a doer. Assim que cheguei em casa a dor foi aumentando, toda minha face doía. A cabeça, pescoço, costas, como se tudo estivesse tenso (repuxado). Tomei dorflex, mas não senti quase nenhum alivio. Quando acordei na segunda sentia um leve desconforto, mas estava bem melhor. Na terça amanheci sem nenhuma dor, sem cansaço, estava tudo ótimo. Até que la pelas 15 horas em uma conversa fui ficando meio tensa e na medida que aumentava minha irritação ia sentindo tudo puxando novamente. A sensação de cansaço voltou, a dor de cabeça, no pescoço e costas. Tomei um dorflex e aliviou. Hoje, quarta (04/03) acordei sem dor, apenas com a sensação de cansaço na mandíbula, como se tivesse mascado chiclete por horas. O que pode ser isso? Será que meu problema é emocional? Desde já, obrigada!

    1. Adriane, me parece que você pode ter algum desarranjo articular sim, como se algo tivesse “saído do lugar”, mesmo que momentaneamente. Isso, aliado ao estresse, pode estar desencadeando uma DTM (disfunção temporomandibular). Sugiro que você procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial e faça uma avaliação. Sobre o tema eu falo mais aqui –> https://medodedentista.com.br/2014/07/dor-na-articulacao-da-mandibula-causas-e-tratamento.html

      1. Muito obrigada! Acabei de agendar uma consulta com um osteopata. Liguei no meu convênio, eles não possuem essa especialidade. Liguei em alguns dentistas e nenhum atendia disfunção na ATM. O único que encontrei foi esse. É seguro fazer esse tratamento com alguém que não seja dentista? Espero que ele possa me ajudar!

        1. Eu também espero, Adriane. Mas ainda acho que um dentista especialista em DTM tem mais condições de ajudar você.

          1. Muito obrigada por sua atenção. Hoje encontrei um dentista especialista em dor orofacial. Ao menos me passou mais segurança, rs. Amanhã farei minha consulta. Mais uma vez gostaria de te agradecer, estou encantada com sua disponibilidade e generosidade em responder a cada um. Desejo o melhor pra você!

  177. Boa tarde, ha uns 3 dias atrás quando acordei pela manhã senti uma dor ao bocejar, no lado direito da boca, perto do ouvido. A princípio não dei importância, mas a dor vem se intensificando e me impedindo de fechar os dentes normalmente (é o que causa mais dor), de mastigar e de abrir totalmente a boca. Isso caracteriza o deslocamento da mandíbula? Posso ter deslocado a mandíbula dormindo? Se sim, o que devo fazer? Desde já, obrigada!

    1. Não é um deslocamento propriamente dito, Tainá… mas alguma coisa na sua articulação pode ter saído do lugar, sim. Se a dor persistir nos próximos dias, sugiro que você procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar.

  178. Olha doutora, eu uso aparelho já faz uns 3 anos e vou tirar em julho, quando eu como algo ou abro a boca minha mandibula parece que ta solta!!! E ai eu fico com medo, será que é por causa do aparelho ou tenho mandibula solta?
    Tenho muito medo, pois tenho 13 anos e nunca fiz nenhuma cirurgia! Sera que é grave ou não? Por favor me responda, não sei oque fazer…

    1. Estefani, solta como? Ela faz barulho? E dói? Se não dói, não acho que seja grave. Também não acho que isso tenha a ver com o aparelho.

  179. Ontem estava em um almoço com alguns amigos, abri a boca para morder um pão, mas na hora de fechar, veio uma dor muito forte do lado direito da mandíbula e seguido de estalos violentos.
    Minha boca não fechou por uns 3 minutos! Depois forcei na “marra” para fechar a boca, os estalos sumiram, mas ainda sinto que tem algo fora do lugar. Não estou conseguindo fechar a boca 100%, eu diria que está 95% do que era antes. Ainda sinto uma dorzinha bem lá no fundo quando forço. A minha dúvida é: diante desse pequeno deslocamento, é possível recolocar tudo no lugar manualmente? Os videos que vi no youtube, em geral, são para casos mais extremos que a boca fica escancarada! E no meu caso?

    1. Carlos, é bem provável que tudo já tenha voltado para o lugar espontaneamente. Claro que deve ficar meio dolorido por alguns dias mas, em princípio, não deve haver consequências mais graves. Se o incômodo persistir nos próximos dias, procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar.

  180. Olá, Dra. um dos lados do meu maxilar começou a doer do nada, percebi quando fui dar uma risada e senti uma dor, o que ocorre quando abro a boca também.
    Primeira vez que isso ocorre, doi quando abro a boca até um certo nível e quando forço o maxilar pro lado, devo só esperar passar ou devo tomar alguma providencia? Desde já obrigado.

    1. Dimer, faz muito tempo que começou a doer? Porque pode ter sido apenas um “mau jeito”, e aí o problema se resolveria de forma espontânea. Eu diria que, se esses sintomas persistirem por mais de 1 mês, seria bom procurar um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar.

  181. Ola doutora, tudo bem? Hoje eu tava tomando banho, quando de repente eu ouvi um estralo forte na minha mandíbula esquerda, não senti dor, apenas apareceu um tipo de “caroço” no local, e acho q minha mandibula esquerda esta um pouco desproporcional a outra, eu acho que deve ter alguma coisa a ver com cartilagem, o que a sra. acha?

    1. Gabriel, pode ter havido um pequeno deslocamento do disco articular. Isso pode acontecer, mas geralmente ele já volta para o lugar em seguida. Pode ser que, no seu caso, ele não tenha voltado para o lugar. Como não há dor, aguarde mais uns dias… se isso não se resolver de forma espontânea, procure um dentista especialista em DTM e DOr Orofacial pra avaliar.

  182. Fui bocejar, senti uma dor no queixo, não conseguia fechar a boca e senti um pequeno “calombo” embaixo do queixo, durou uns 10 segundos e logo em seguida não senti mais nada, tinha voltado ao normal. O que aconteceu?

    1. Alan, provavelmente um “mau jeito”. Algum músculo deve ter sofrido uma câimbra, o que acontece às vezes no pescoço quando temos torcicolo… aí quando as fibras musculares se soltam, o desconforto desaparece.

  183. Ola Doutora. Ja faz um tempo que venho tendo essas complicações no maxilar, as vezes quando abro a boca ou até mesmo comendo algo eu sinto a boca sair do lugar, faz um estralo e logo depois quando ponho a mão no maxilar ele doi muito, e fica inchado e cria um calombo no lugar onde estralou, e qualquer movimento de eu faça eu sinto q ta fora do lugar, e ele estrala, mas consigo abrir e fechar a boca, mas n normal, mas pelo menos consigo abrir e fechar. O que pode ser?

    1. Pode ser DTM (disfunção temporomandibular), Luana. Sugiro que você procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra uma avaliação mais criteriosa.

  184. Olá doutora, adorei seu site… Na verdade eu preciso muito de ajuda, tenho um problema na articulação um pouco grave, ela não é mais redondinha, tem um desgaste como um buraquinho, procurei um cirurgião antes de fazer o exame e ele me receitou este exame de ressonância e disse que quase certeza que teria que fazer uma cirurgia para aumentar meu maxilar inferior, quando saiu este resultado pedi um conselho para minha dentista e ela me passou uma especialista em ATM, me disse que nem sempre o problema resolve com cirurgia e valia a pena tentar outra opção antes, e então fizemos aquelas placas para dormir que desloca o maxilar, uma que é mais gordinha que molda com uns aparelhos estranhos e que dói para dedeu… Então já faz três anos que estou usando ela e faz três dias que não me aguento de dor ao comer, não consigo abrir a boca mais que dois dedos, mastigar coisas duras nem se fala, e parece que um lado da minha boca esta deslocado de tanta diferença que tem de um lado para o outro, e estrala muito… Tenho medo de procurar um cirurgião e ter que fazer a cirurgia ou voltar na dentista e ficar só gastando dinheiro sem efeito… e tem mais uma que é uma maravilha, tenho uma filhinha que esta com 6 meses e não quero parar de amamenta-la, e é tudo tão caro quando se trata de especialista… Na verdade quero resolver isso mas tenho tanto medo de cirurgia, nem tanto por ela, mais vi algumas pessoas falando que ficou mais de 1 ano fazendo o tratamento para poder voltar a se alimentar direito, o que acha doutora, é possível resolver um problema de articulação como esse com essas placas? Ou só na faca kkk… Desculpa a brincadeira ???? Mas só descontraindo para não chorar, e espero que tenha dado para entender minha dúvida… Obrigada e fica com Deus…

    1. Gabriele, eu acho que é uma questão de determinar exatamente qual é o problema com a sua articulação. Sem um diagnóstico preciso é impossível saber se há necessidade de cirurgia ou se o tratamento é apenas clínico. Por isso acho essencial a avaliação de um dentista especialista e DTM e Dor Orofacial, pois um cirurgião sempre tende a resolver as coisas com cirurgia, assim como um dentista clínico tende a tentar soluções clínicas.

  185. Olá Dra, na sexta-feira dia 26/12 estava roendo unha e de repente a parte inferior e superior da boca se deslocaram em sentidos opostos, logo, o lado direito parece que saiu fora do lugar e não consigo mastigar nenhum alimento, muito menos dar uma mordida fechada, e quando tento fazer o lado direito dói muito, juntamente com a região do ouvido do mesmo lado, gostaria de saber o que pode ser e se há alguma coisa que posso fazer ou se devo procurar o pronto socorro, e qual o profissional para esse caso.

    Obrigado.

    1. Derick, talvez seja uma condição passageira, mas pode ser que você tenha deslocado o lado direito da articulação da sua mandíbula. Procure atendimento sim, o ideal seria um dentista de plantão (cirurgião bucomaxilofacial), em hospital, mesmo.

  186. Olá Dra.
    Ontem ao abrir a boca ouvi um estralo forte, e logo em seguida começou a incomodar um pouco. Não consigo abrir muito a boca, o máximo que consigo fazer é abrir uns três dedos mais ou menos, se eu tentar forçar a abrir um pouco mais sinto um incômodo maior ainda e sendo sincera tenho medo de dentista. Então estou evitando comer coisas “duras” e que provoquem um incômodo maior pra não começar a doer. Estou tomando remédio e esperando o tempo passar pra ver se consigo abrir a boca normalmente. Acho que estou errada em tomar essa atitude, mas gostaria de saber se não tem algo que eu possa fazer em casa pra não precisar ir ao dentista. Bjs e obrigada.

    1. Jamine, parece que você pode ter uma DTM (disfunção temporomandibular) e/ou um desarranjo articular. A dificuldade de abrir a boca às vezes á causada pelo deslocamento do disco articular para frente. Compreendo seu medo, mas acho essencial que um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial avalie você. O remédio só “mascara” a dor, não resolve o problema.

  187. Ola Doutora ! Eu venho tendo estralo na boca ha um bom tempo, desde então nao consigo mastigar um pedaço de carne nem coisas tao duras como uma maçã, que força e doi ! E em alguns momentos minha boca trava e nao consigo abrir muito, pode ser uma luxação?

    1. Creio que não, Milena… mas pode ser uma DTM (disfunção temporomandibular) com deslocamento do disco articular. Procure um dentista especialista em DTM e faça uma avaliação.

  188. Olá Dra. Ana!
    Há cerca de um mês, ao morder um sanduíche, senti uma espécie de estalo na minha mandíbula. Não houve dor nem nada, e desde então sempre q vou bocejar ou morder algo q requeira uma abertura maior da boca, noto como se “arranhasse” um osso no outro. Não creio q se trate de uma disfunção de ATM, pois nunca senti nada parecido. Será q isso é comum acontecer e pode voltar ao normal sozinho, ou tenho msm q procurar um dentista?
    Grata desde já, parabéns pelo post e pela simpatia.
    Aguardo resposta,
    bjs

    1. Sabrina, se não há dor não deve haver DTM. Sim, pode ser que os sintomas regridam de forma espontânea. De qualquer forma, a atitude mais prudente é procurar um dentista pra avaliar.

      E por nada, fico feliz em ajudar. 🙂

  189. Olá Doutora! Venho tendo dores no meu maxilar ao abrir a boca, bocejar, comer algo e etc. Não é uma dor insuportável mas incomoda bastante. As vezes esse incomodo se estende na área da nuca e pescoço. É normal sentir dores no maxilar? Estou muito preocupada, o que pode ser?

    1. Isabela, dor nunca é normal, costuma ser um sinal do nosso organismo de que alguma coisa não vai bem. Pode ser um problema dentário, nevrálgico, muscular… as causas podem ser várias. Procure um dentista pra avaliar.

  190. Ola doutora, minha esposa tem esse problema de sempre deslocar a mandibula quando boceja… moramos em uma cidade que não tem medico que recoloca no lugar, sempre é uma “baita correria” quando acontece isso com ela. É possivel uma pessoa que nao seja medico aprender a recolocar no lugar?

    1. Camilo, não que seja um procedimento ultra complicado, mas é preciso um pouco de conhecimento anatômico e técnico pra isso. O ideal é procurar um dentista, mesmo.

  191. Hoje eu estava lendo e de repente minha mandíbula travou, não consigo abrir a boca, sempre que eu tento abrir eu sinto uma dor enorme, está de noite agora, acho que não tem mais dentistas disponíveis hoje e amanhã é sábado, não sei o que faço, estou desesperada!!!!

    1. Gabriele, quando a boca não abre, uma possibilidade é que o disco articular tenha se deslocado pra frente, restringindo, portanto, a abertura da mandíbula. Você precisa da avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial.

  192. Boa noite Doutora, adorei seu blog, muito informativo!!!!
    A minha dúvida é: eu tinha um molar que partiu e inflamou, fez até um inchaço com pus na gengiva. Dai fui a um dentista e ele recomendou fazer o canal. Fiz tratamento com anti-inflamatório e antibiótico durante 1 semana e comecei as 3 sessões da canal. Na primeira ele abriu o dente e colocou remédio lá dentro e tapou com uma massinha que foi soltando no decorrer da semana, e me doía muito pra comer. Na segunda ele disse que ainda estava ruim pra fechar e mais remédio lá pra dentro, e mais 15 dias sofrendo. Só quando eu cheguei lá e disse que estava com muitas dores, ele disse que ia restaurar, lixou bastante e fechou com um produto mais resistente. Mas agora faz uma semana e as dores voltaram e tudo que eu como entra para o lado do dente forçando minha gengiva, preciso ficar cutucando com palito de dente pra sair a comida. O que eu faço? E o pior, agora parece que comprometeu o dente do lado. Obrigada, Dra.

    1. Ana, um pouco de sensibilidade é comum após o término do tratamento de canal. Se você acha que o que sente é mais que isso, procure seu dentista pra reavaliar. Da mesma forma, é importante verificar o que ocorre com a restauração, pois a comida não pode ficar “parando” entre o dente e a gengiva, pois pode levar a um problema periodontal.

  193. Desculpe o desabafo agora, mas estou com medo. Quando foi ontem, passado 6 dias da extracao com tudo que relatei acima, hoje acordei com hemorragia, fui ate o pronto-socorro, ela disse que precisava ter dado pontos pois o buraco ficou enorme, fez rx e disse que meu osso fraturou na extracao, ela estancou, depois raspou e deu os pontos, mas disse que minha gengiva tava esgarçada, colocou 3 esponjas de fibrina. Quando eu cheguei em casa ja estava dando gracas a Deus por ter melhorado da hemorragia de 3 horas. Fui tomar os medicamentos receitados, paracetamol, nimesulida e cefalexina. A dor passou c paracetamol, mas ao tomar nimesulida me deu diarreia e estomago ruim, to com medo de vomitar e sangrar de novo, ta saindo um pouquinho de sangue quando deito, ate agora nao dormi, to fraca, meu estomago tb por tomar so sopa, o que faco, nao vou conseguir tomar esses medicamentos, so estou com dor dos pontos, nao esta inchado no momento e antes nem dor no local da extracao eu estava sentindo. Vou ligar la amanha e perguntar se posso suspender o uso, vc acha que precisa disso tudo de remedio, sou fraca pra eles, ainda mais sem poder comer coisas solidas. Obrigada.

    1. Cris, você está medicada de acordo e foram feitos os procedimentos de urgência. Então agora é esperar a recuperação do seu organismo. Quanto à medicação, você está tomando um analgésico (que também tem efeito anti-inflamatório) um anti-inflamatório (a Nimesulida) e um antibiótico. Não dá pra ter certeza sobre qual é o remédio que está fazendo você passar mal, mas se for a Nimesulida, é o que menos vai “fazer falta”, digamos assim. Converse com a sua dentista sobre a possibilidade de interromper o uso da Nimesulida. Quanto à alimentação, você pode comer coisas sólidas, sim. É importante que você se alimente bem nessa fase do pós-operatório.

  194. Muito obrigada Doutora, fico mais tranquila, desculpe a insistencia, é que quando percebi que estava (e continua) mole fiquei um tanto quanto desesperada O_O, ainda estou um pouco pois faz 4 dias e ainda sangra ao dormir. Li o comentário da pessoa acima, por incrivel que pareca adorei fazer canal, nao doeu nadinha, nem a extracao doeu, mas o pos da extracao, que coisinha chata rsrs, mas compensa todo o trabalho quando a gente ve que ficou tudo bonitinho, vale muito a pena encarar o medo, ter o alivio e depois de toda trabalheira ao dentista e dores, vemos mais do que nunca a importancia de ter mais cuidados diariamente e visitar periodicamente o dentista, ainda bem que voces existemmmm!!!

  195. Ola Ana, ótimo trabalho que você faz em seu blog!
    Então vamos a minha duvida, eu tenho mordida aberta e tinha uns dentes tortos, minha dentista já corrigiu meus dentes, agora é a hora da mordida, ela disse que como minha mordida é um pouco grande (aberta) e tenho uma certa altura facial, ela recomendou a extração dos pré-molares, acho que são esses antes das presas, queria saber se esse procedimento é normal? E o espaço como fica, vai fechar? Doiii? kkkk Obrigado pela atenção 🙂 !

    1. Fagner, a extração de pré-molares por motivos ortodônticos é muito comum. O espaço fecha sim, mas leva uns meses. As extrações serão feitas com anestesia local, então você pode ficar tranquilo, não dói. 🙂

  196. Olá Dra.! Fiz uma restauração no 1 molar superior há cerca de 2 semanas. Não foi profunda, foi sem anestesia e não doeu. Chegando em casa, ao comer algo, sentia dor ao mastigar do lado que foi feita a restauração, pensei que por ter sido feita no dia era comum sentir esse incômodo. Se passaram 7 dias e nada, continuava doendo ao usá lo na mastigação de qualquer alimento, até mesmo moles. 8 dias após a restauração eu tinha consulta marcada e comuniquei a dentista isso… Ela removeu a restauração que foi feita e doeu bastante. E ainda falou que não havia nenhuma cárie no dente. Fez, então, um curativo com ionomero de vidro e disse que após 8 dias iria refazê-la. Agora continua doendo da mesma maneira que estava, somente quando ele é usado na mastigação. O que pode ter ocorrido??

    1. Fernando, é comum que o dente fique sensível durante alguns dias depois de feita a restauração, isso acontece porque os materiais usados (ácido, adesivo e resina) podem “agredir” o nervo do dente. Quando a sensibilidade é muita, o que se faz é exatamente isso, remove-se a restauração e coloca-se um material mais biocompatível pra fechar a cavidade, aguardando a – boa – reação do organismo do paciente. Mas nem sempre a reação é boa, às vezes é ruim… e aí pode estar indicado o tratamento de canal. Sua dor é apenas à mastigação, ou seja, não é espontânea, e isso é um bom sinal. Seria interessante esperar mais algum tempo ainda com o ionômero pra ver como as coisas vão evoluir.

  197. Oi Dra, td bem??? Sei que minha pergunta não tem a ver com o post, mas é que eu preciso muito saber… Eu fui fazer uma limpeza num dentista perto de casa e ele me disse que eu tava com carie justo nos meus 2 dentes com tratamento de canal e bloco, sendo que eu fiz orçamento em outros 2 dentistas diferentes e nenhum deles disse que eu estava com carie. Até ai tudo bem, fui em outro dentista e fiz os procedimentos para colocar o aparelho (já estou com aparelho e tudo) só que eu nao contei para minha dentista sobre esse assunto. Ai hoje eu to encucada achando que posso estar com cárie, só que eu nao sinto nada. Sem contar que o dente com tratamento de canal é o que está com a banda, se estivesse cariado a minha dentista iria ver quando colocasse o elastico e depois a banda, né?? Desculpa se estiver meio confuso, mas eu preciso muito da sua resposta!!! E se estiver cariado eu terei que tirar o bloco e fazer outro? Será que o dentista me enganou falando aquilo só porque o dente ja tem o “buraco” e ele nao ia precisa furar um dente a toa?? (ja que é só tirar o bloco). Estou encucada com isso rs

    1. Larissa, é provável que se houvesse cárie sua dentista tivesse visto, sim. Se houver, será necessário fazer um novo bloco. Se o dentista enganou você não posso afirmar, mas gosto de sempre dar o benefício da dúvida pras pessoas, nada no seu relato me faz pensar nisso. Dentistas diferentes podem ter condutas diferentes sobre o mesmo caso.

  198. Ai doutora, por favor responda? Eu fiz a pergunta acima, liguei hoje pra minha dentista, ela disse que e normal sangrar bastante apos tirar a gaze e ficar sangrando um pouco por tres dias e disse que so inchou porque eu fiz compressa com gelo, e falou para que eu fizesse hoje bochecho com agua morna e que ja posso comer normalmente. Acontece que hoje a noite percebi que meu dente que tava encostado no que foi extraido esta mole e dolorido, da umas fisgadas de vez em quando, to com medo ate de dormir e apertar ele e amolecer de vez, ai meu Deus sera que prejudicou ele? Ela evitou de fazer muita pressao pra nao prejudicar, a extracao foi rapida, e normal acontecer isso? Sera que vou ter que extrair esse tambem? Ou ele volta ao normal? Ta doendo.

    1. O prazo que eu peço pra responder as perguntas é de 72 horas, Cris. Por favor, seja paciente.

      Sim, a dor no dente ao lado é um sintoma comum após extrações. A sensibilidade deve diminuir aos poucos, não há nada no seu relato que me faça pensar em necessidade de extração.

  199. Por favor, pode me esclarecer uma duvida? Extrai o segundo molar superior que foi empurrado pra fora pelo terceiro molar, ficando assim ao lado deste. Ele era um dente consideravelmente grande, mas minha dentista disse que nao costuma dar pontos nas extracoes, apenas faz quando ha necessidade de cortar a gengiva, portanto nao deu pontos. No momento da extracao sangrou pouco, mas quando cheguei em casa e fui retirar a gaze que ela colocou sangrou muito, um sangue grosso e constante, evitei cuspir e so abri a boca na pia pra ele escorrer e optei por nao colocar gaze para que ela nao grudasse e depois arrancasse o coagulo, coloquei gelo do lado de fora da bochecha e foi parando o sangramento constante, dando lugar a pequenos sangramentos ao decorrer das primeiras 24 horas, hoje estou no segundo dia e ainda sangra um pouco quando falo, ou quando estou dormindo, isso e normal? Sera que eu tinha que ter levado pontos? Quando vai parar de sangrar de vez? So estou comendo alimentos pastosos, evitando abrir muito a boca, banho frio, nao faco esforco, durmo com dois travesseiros e to escovando suavemente os dentes sem me aproximar da gengiva aberta, nem tinha inchado ou ficado dolorido, mas sem querer mordi forte o dente que ficava grudado com o que foi tirado, nao sangrou no momento mas agora esta doendo bem dentro. Sera que preciso dar pontos, nem mexi a gengiva pra ver como esta, pois fica bem atras e pra ver tem que levantar a bochecha com a mao e tenho medo de tirar o coagulo.

    1. Cris, a conduta padrão é dar pontos, sim. Não tanto com a intenção de fechar a ferida (já que a gengiva cicatriza de forma diferente da nossa pele, por segunda intenção), mas de proteger o local onde estava o dente, formando uma “rede”. Mas se sua dentista não julgou necessário, ok. Pequenos sangramentos que cessam em seguida podem ser considerados normais, dada a situação. Você está fazendo tudo direitinho, não acho que esses sangramentos vão continuar por muito tempo. Quanto ao dente ao lado da extração, é esperado que ele fique um pouco dolorido… principalmente agora que você mordeu forte sobre ele. A dor vai diminuindo com o passar dos dias, e pode ser controlada com analgésicos pra que você tenha maior conforto.

  200. Olá, meu dente do fundo esta doendo ha dois dias, hoje fui no dentista, ele examinou e disse que esta tudo bem, não encontrou cárie, que provavelmente é caso de tratamento de canal, ele não fez raio x é possível saber só de olhar? Estou apreensiva e com muito medo, será que devo ir em outro profissional para tirar a dúvida? Eu estou em TOTAL DESESPERO, tenho muito medo desde criança, uma vez quando criança a dentista começou fazer o tratamento de canal, foi a pior experiência, tive muita DOR, lembro q era uma agulha, devia ser anestesia, só sei que larguei o tratamento e não conclui, no fim tive que extrair esse dente após adulta.
    Por favor como funciona o tratamento de canal hoje em dia? Demora muito, tipo várias sessões?
    Desculpa o interrogatório, mas é um trauma pra mim. Obrigada.

    1. Marlene, nem sempre é preciso exame de raio X pra determinar a necessidade de tratar o canal de um dente. Depende de alguns sintomas também, o diagnóstico se baseia em várias informações. O tratamento de canal de canal é um procedimento feito com anestesia local e que não causa dor, pelo contrário, ele visa fazer a dor parar. Compreendo seu medo, mas tenha em mente que quanto mais você demorar, maior a possibilidade de sentir dor… não por causa do tratamento em si, mas pela inflamação / infecção que se instalou. Geralmente leva de 2 a 4 sessões, mas depende do caso e do dente. Vá tranquila e resolva logo isso, você não vai se arrepender.

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista