66 comentários

  1. Boa noite, a minha dúvida é que fiz um canal tem uns 2 meses e meu dente tá sensível (o dente que foi feito o canal) e antes de fazer o canal, no final da gengiva (onde fica o dente) estava alta e dolorido, e mesmo depois que foi feito o procedimento, continua dolorido (a gengiva) e alta.
    Retornei na dentista, ela falou que era normal, não acho, pois incomoda e pelo tempo que passou creio que já era pra tá bom.

    Desde já agradeço.

    1. Cláudia, se sua dentista não viu nenhuma alteração relevante, provavelmente esse incômodo é só do processo inflamatório em resolução. De qualquer forma, se você achar necessário, procure-a pra reavaliar.

  2. Há 3 meses acordei com muita dor na nuca, de ouvido e dor de cabeça. Primeiramente, fui diagnosticada com otite externa, tratei a otite, porém comecei a ter zumbido no ouvido. Fui em outro otorrino, pois quando eu abro a boca estrala o lado direito, além de dores que irradiam pro maxilar, mas esses não são meus sintomas principais, o que mais me atormenta e já faz 3 meses é uma dor de ouvido tipo pontada e tamponamento do ouvido, quando engulo a saliva meu ouvido faz um estralo… O otorrino disse que eu estava com DTM, que eu não tinha nenhuma infecçao no ouvido, me passou audiometria e impedanciometria para fazer (fiz e deu que estava tudo normal, ou seja, tenho nada no ouvido). Fui em um ortodontista, fiz radiografia que apresentou que do lado direito eu tenho uma hipermobilidade com a cabeça da mandibula dirigindo-se para a frente, além dos limites do tubérculo articular do osso temporal, assimetria de forma das cabeças da mandibula, imagem radiopaca sugestiva de corpo estranho autógeno na cavidade articular do lado esquerdo e incidência de abertura máxima de 2,9 cm. O ortodontista disse que tenho o disco direito deslocado, e que esse corpo estranho nao era nada. Queria fazer ressonância porém meu convênio ta em carência e apenas daqui 3 meses que posso fazer o exame, e o ortodontista cobrou pelo aparelho e sessões de laser 2.400, o que achei um roubo. Fui em uma especialista em DTM, e ela disse que não tem cura, pediu a ressonância para eu voltar la e ter uma base de tratamento. Estou sofrendo muito com as dores de ouvido, tamponamento, e vivo preocupada de que esses sintomas me causem alguma perda de audição. Os otorrinos, ortodontista e a especialista em DTM que estou consultando me disse que a DTM não causa perda e que eu posso ficar tranquila, mas todo dia convivo com a dor, choro… Estou quase em depressão por tudo isso!!! Por favor, me deem uma luz! Antes de tudo isso utilizei aparelho fixo por 5 anos para correção dos dentes, isso causou a DTM? Sou muito ansiosa e nervosa, passei por periodos de estresse por causa de vestibulares nesses ultimos meses, só isso pode ser a causa da DTM? Tenho apenas 19 anos e sofro muito. Aguardo a resposta!

    1. Isabela, não, o uso do aparelho não causou a DTM. Sim, estresse pode ser causa de DTM. A “luz” que você procura provavelmente está numa avaliação mais criteriosa da dentista especialista em DTM, mas pra isso você precisa fazer a ressonância que foi pedida.

      1. Obrigada por responder, Ana! O problema é que no momento meu convênio esta em carência para exames de ressonância por 5 meses, e estou sem dinheiro para pagar pelo exame. Com isso, fico ainda mais preocupada… a DTM pode causar alguma perda de audição?

        1. Não há muitos estudos conclusivos sobre a relação entre DTM e perda auditiva, mas em princípio sim, pessoas com DTM podem ter perda de audição decorrente da disfunção (aí depende do tipo de DTM, também).

  3. Boa noite Ana, td bem? Ao abrir a boca minha mandibula estala, pesquisei e vi que pode ser DTM, fiz uma radiografia e ta nascendo o dente siso na parte superior, um de cada lado da boca, esses estalos podem ser do dente? Pq ele está por dentro da gengiva. Obg

    1. Joelson, tudo bem! Estalidos na articulação da mandíbula não são um problema em si. A simples presença deles não aponta pra DTM, mas pode haver um problema articular, sim. Não acho que os estalos tenham a ver com o siso.

    1. Gil, sugiro, inicialmente, a avaliação de um otorrinolaringologista. Estando tudo ok com os ouvidos, parte-se pra investigação de outras possibilidades (como problema na articulação da mandíbula, por exemplo).

  4. Olá Doutora,
    No meu ouvido esquerdo já faz cinco dias que escuto um barulho horrível e esse barulho fica o dia inteiro, ele parece mais como zun zun zun zun e não para, já estou quase ficando louca com esse barulho, eu ja tinha zumbidos no meu ouvido ha muito tempo, mas esse é diferente, ele vem e desaparece e depois vem de novo, não sei o que eu faço mais…

      1. Antonio, a primeira coisa a se fazer é identificar se a causa do zumbido está no ouvido, mesmo. Procure um otorrinolaringologista pra isso. Se estiver tudo normal com o ouvido, aí é preciso investigar outras causas.

  5. Boa noite!! Há alguns meses tenho sentido estalos ao mastigar, apenas no lado direito, porém de uns dias pra cá esses estalos tem se intensificado e tenho tido dificuldade até mesmo para mastigar pequenos alimentos (Ex: doeu quando mordi uma azeitona). Também sinto que isso tem afetado o meu ouvido. Não sei o que pode ser. Preciso de uma orientação, pois estou preocupada. Desde já agradeço e aguardo resposta.

  6. Boa tarde, Doutora! Sou mais uma procurando desesperadamente uma ajuda, um conselho, uma direção. Começo iniciando agradecendo todas as suas respostas, o povo vem perguntar e você responde com a maior educação e carinho. Obrigado!!!

    Meu caso é assim: tinha um sorriso bonito, aí minha dentista que faz a limpeza do dente (tártaro e tal) me disse que eu estava começando a desgastar os dentes e que eu devia colocar aparelho. Eu tinha mais ou menos 26. Hoje estou prestes a fazer 28 anos. Uso aquele aparelho normal. O dentista do aparelho gosta de lixar meus dentes e sempre pede para fazer isso porque diz que não tem espaço entre os dentes, precisa de espaço para movimentar. A minha dentista da limpeza disse que ele lixou muito meus molares e disse que não era mais para eu deixar ele fazer isso, disse que dentes são como filhos e que eu deveria tratá-los com carinho. E que eu tenho espaço para ter todos os dentes alinhados na boca (arranquei os 4 cisos).

    Minhas perguntas e questionamentos: dois anos de tratamento ortodôntico é um prazo muito grande para acertar uma mordida cruzada e alguns dentes tortos? (meu sorriso sempre foi muito bonito, sempre recebi elogios, fui arrumar só porque a mordida estava torta e nem era grave).

    Como perdi a confiança no dentista do aparelho, procurei um outro que usa um outro sistema, ele disse que é “autoligável” e que com o sistema dele meu tratamento vai ser mais rápido. Só que eu tenho que tirar meu aparelho e colocar o dele. É verdade que é mais rápido? Na verdade, se funcionar e não trincar ou estragar meus dentes, eu já ficaria feliz… Ele pareceu bastante sincero, mas fiquei com medo de ser enganado. Ele me falou que consegue movimentar meus dentes sem mais nenhum desgaste.

    Se eu tirar e colocar o aparelho, não vou estragar ainda mais o esmalte dos meus dentes?

    Dois dentinhos da parte debaixo da boca, bem no centro, na linha média, estão trincados, e eu acho que isso tem a ver com o aparelho ortodôntico. Li na internet que se o dentista for ruim, ele pode aplicar muita força nos dentes com o aparelho convencional e isso pode danificar o dente. É verdade isso? Pode estar sendo vítima de um profissional ruim?

    Se meus dentes trincaram mesmo, quais as opções que tenho para consertar? Só porcelana? Meu sorriso era a parte mais bonita do meu rosto e tiraram isso de mim… Fiquei muito triste.

    Obrigado pela atenção, desculpe o monte de perguntas!!! Deus a abençoe!!!

    1. Alice, fico feliz em ajudar. 🙂

      2 anos de tratamento é mais ou menos o que dura um tratamento ortodôntico, claro de depende MUITO do caso. Se, em tese, dá pra resolver o seu problema em 2 anos? Dá. O sistema autoligado SUPOSTAMENTE corrige os dentes mais rápido do que o convencional, pela ausência dos alastics e menor atrito do arco com os bráquetes, mas é difícil quantificar o ganho de tempo. A remoção do aparelho, feita do jeito certo, não estraga o esmalte dos dentes. A força ortodôntica é incapaz de trincar dentes. Aliás, até a força ortodôntica mais forte ainda é leve (parece forte para o paciente, mas não é).

  7. OLÁ ! Um certo dia algo estranho aconteceu, eu estava movimentando o maxilar e senti que ele tinha saído do lugar (apenas um lado), tipo saía do lugar e eu mexia e voltava de novo, ate que depois saiu do lugar de vez e eu fiquei sem conseguir abrir a boca, e ao foçar sentia uma dor muito forte. Ao passar alguns dias foi passando a dor e eu ia conseguindo abrir a boca aos poucos, ate que hoje esta tudo quase normal não sinto mais dor e abro a boca sem dificuldades, mas eu sinto uns estralos estranhos que antes desse episodio acontecer eu não ouvia. Doutora, me dê sua opinião por favor, o que devo fazer ?

    1. Jaiane, esse pode ter sido um episódio isolado, mas eu acho que vale a pena a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial. Provavelmente há algum desarranjo articular.

  8. Drª, tem uma coisa que eu gostaria de saber da Senhora, sobre as manchinhas brancas nos incisivos. O único problema é de estética mesmo ou posso ter algo mais sério? Tem pressa para tratar ou pode haver cavidade?

      1. Caso eu decida fazer qualquer procedimento em relação a essas manchinhas, Drª, mostrarei a nossa conversa ao dentista. Muito Obrigado. Aliviado 🙂

  9. Dra. linda
    Estou em um processo complexo de reabilitação, como já escrevi em outros posts, com direito à extrações, enxertos, implantes, e tudo o que tenho direito. Estou naquela fase em que meu dentista me pede para ter paciência. Estou tranquila, mas ansiosa pelo resultado final. Agora vou fazer os implantes de cima, que demoraram devido a um enxerto; os de baixo estão prontos para receber as coroas. Depois ainda se vão de 4 a 6 meses para as coroas e todo aquele tratamento estético com facetas.
    A dúvida é: meu dentista sempre fala que qdo colocar as coroas vai levantar minha mordida, pois tenho esse problema aí. Não entendo isso direito e se eu disser ele explica, mas tenho vergonha de perguntar como ele vai fazer isso. Fico curiosa, kkk. Ele diz que vai ficar excelente, vou parecer mais nova e tals… Ontem fiquei um tempão com a boca aberta e ele olhava, olhava, olhava com aquela paciência que ele tem… kkk. Depois me disse que já sabe o que vai ter que fazer, mas que precisa planejar essa etapa final direitinho e ainda falou umas coisas técnicas… fiquei boiando.

    1. Any, existe um conceito chamado “dimensão vertical de oclusão”, que é a “altura” da mordida, digamos assim. Eu explico isso melhor aqui –> https://medodedentista.com.br/2012/11/boqueira-a-queilite-angular.html . O que eu digo lá é mais ou menos o seguinte:

      As pessoas que têm todos os dentes possuem uma “altura” de mordida, que corresponde à distância entre dois pontos fixos, um na base óssea superior e outro na base óssea inferior. Quando a pessoa perde dentes ou os dentes de desgastam, a distância entre esses dois pontos fica menor. Isso se chama “perda de dimensão vertical”. Seu dentista vai levantar a sua mordida ao aumentar esse espaço, o que se faz com a própria prótese.

      Na imagem do post do link que eu passei dá pra entender isso melhor.

  10. Drª, tenho duas manchinhas brancas, creio eu, de nascença nos dois incisivos centrais superiores. Fui ao consultório e o dentista me disse que são apenas sinais dos dentes. Nunca se alteraram. Fiquei com receio de ser cárie. Me passe um e-mail, por favor, que eu possa te mandar umas fotos. Obrigado.

      1. Não consigo entender como poderia ser cárie, sempre higienizei bem, Drª e é num local onde dificilmente se junta alimentação e bem fácil de higienizar. Já que dois dentistas me disseram coisas diferentes, gostaria de tirar a dúvida com a senhora. Te mandei um E-mail e aguardo sua resposta, obrigado.

          1. Sim, Drª, inclusive marquei uma avaliação, que foi onde o Doutor disse exatamente assim ”Cara, são sinais dos dentes, não se preocupe ” E como eu te disse, creio que desde que os dentes nasceram, ou pouco depois, tenho essas manchinhas. O Dr também me falou que talvez o clareamento resolva, ou clareie ainda mais as manchas. Drª, posso ter algum problema ou devo simplesmente saber que são sinais mesmo?

          2. Sabe o que eu achei estranho, Drª? Tipo, as manchinhas são quase iguais e são exatamente nos mesmos locais nos dois dentes. Pensei em falar pro primeiro Drº, seria muita coincidência e azar, não seria? kkk E como eu disse, nunca sequer mudaram e não me incomodam esteticamente.

          3. Eu pesquisei a respeito, Drª Ana, e li que tais manchas podem ser causadas por febre alta na infância, e meu primo, que é dentista, me perguntou sobre antibióticos, quando eu falei pra ele sobre as “manchinhas”. Outra coisa que li, é que quando se trata de cárie, naturalmente aparece em apenas um dente (e como a senhora me confirmou que são manchinhas, fico bem mais tranquilo). Tudo isso é verídico? É como eu tinha dito, elas não surgiram com o uso do aparelho, entende? Mas sim, desde a minha infância.

          4. Sim, geralmente quando há alguma alteração, ela é unilateral. Se aparece dos 2 lados, dificilmente é algo com que se preocupar. O antibiótico acaba sempre “levando a culpa” nesses casos, mas é improvável que a causa seja essa. Sobre a relação de manchasdentárias com febre alta, desconheço. Mas vou procurar ler a respeito.

          5. Eu entendo. Também pensei nesse quesito unilateral. Como eu havia dito, no meu caso são em dois dentes, manchas idênticas e locais iguais. (Como a senhora viu, nos incisivos centrais superiores). Obrigado, Drª. Futuramente tentarei fazer uma aplicação de fluor pra tentar resolver.

          6. Achei que esse tratamento de microabrasão fosse aplicado apenas em lesões de cárie, Drª. No meu caso, fiz até um raio x mas o dente aparece perfeitamente normal no exame. Pelas imagens que te mandei, o clareamento não resolveria? Estou pra fazer uma viagem, vou ter que remover o aparelho e vou por de novo um mês depois no novo estado onde vou morar. Certamente conversarei com o novo dentista. Mas, independentemente do tratamento sendo feito ou não, o problema continuará sendo estético? Os dentes podem ser considerados saudáveis?

          7. Vi as novas imagens, Mikael. Seu dentes são saudáveis sim, note que as manchas são brilhosas, certamente não são cáries (talvez até tenham sido um dia, mas hoje não são mais). O clareamento pode ajudar, mas acho a microabrasão uma boa ideia no seu caso. Não, a microabrasão não é usada pra remover cáries, ela é um desgaste superficial do esmalte que remove manchas. Sim, o seu problema é essencialmente estético.

  11. Oi, doutora! Bom dia!

    Doutora, eu queria só tirar duas dúvidas “rápidas”. Uma minha, e uma da minha irmã…
    A minha é só por curiosidade mesmo. Porque já fiz várias perguntas sobre isso, mas mesmo assim sobrou essa curiosidade… sobre a restauração do 21. A minha dentista me aconselharia esse “alisamento” com a broca ou eu devo falar com ela? Sei que não dá pra prever como o dentista vai agir, mas só gostaria de ter uma ideia se normalmente um dentista se preocuparia com esses riscos no esmalte e aconselharia o alisamento, ou simplesmente o faria sem falar comigo… e outra coisa também sobre isso é que: suponhamos que a restauração antiga (no meu caso agora, atual) seja retirada, arranhando ou não o esmalte, então o alisamento seja feito e após isso seja feita uma nova restauração. Na hora de dar o acabamento, se a broca riscar de novo o esmalte, o trabalho terá sido em vão? Como se procede nesses casos?

    E a dúvida da minha irmã é sobre um molar dela… ela está com um molar superior (acho que o primeiro, e direito) extremamente cariado. Começou com uma lesão pequena que foi aumentando, até que uma das “perninhas” (segundo as palavras dela, seria uma cúspide? Não entendo muito desses nomes rs) quebrou. Aí depois quebrou outra (tendo em vista que são 4), e outra, sobrando uma só, se não me engano. Ou seja, tá um buracão. E já virou canal. Ela disse que não sentia nada antes e nem sente agora, mas ela tem mania de palitar os dentes e palitando esse cariado, ela enfiou o palito e disse que o sentiu chegar até a raiz através da cavidade, e aí ela disse que sentiu uma pequena dorzinha. Ela gostaria de saber se esse dente pode ter salvação ou se já está condenado a extração… Coroa + pino funcionaria pra ela? Ou algum bloco? Ou extração mesmo?

    Obrigada 😀

    1. Karen, fale com a sua dentista. Deixe claro que você notou os riscos e que gostaria de eliminá-los. Pode até falar que você “conversou com uma dentista amiga sua” 🙂 e ela sugeriu o “alisamento” com broca laminada. Sim, numa próxima restauração o esmalte pode riscar novamente, mas aí é questão de usar as brocas certas e fazer um bom polimento.

      Sobre o molar da sua irmã, me parece caso pra tratamento de canal + coroa + pino. Extração só se a cárie for tão profunda que tenha atingido as raízes (não apenas o canal, porque o canal parece que foi atingido mesmo). Diga pra ela ir logo ao dentista porque, se demorar muito, aí acaba sendo extração.

  12. Bom dia. Eu tenho a sensaçao de coceira na garganta, me incomoda mto. Teria algo a ver com os dentes? E gostaria de alguma indicaçao de dentistas que fazem implante, pois minha mae esta com problemas serios nos implantes dela. Tem q fazer uma cirugia de alto custo pra retirada dos mesmo, pois sente mta dor. Gostaria de informaçoes.

    1. Tassiana, em princípio, nada a ver. Pelo IP do seu computador vejo que você está em São Paulo. Em São Paulo tem a clínica do meu amigo Dr. Alexandre Koga –> Ortocia Anália Franco / Rua Padre Landell de Moura, 172, Jardim Anália Franco / Telefone: 11 3804-2763 (próximo ao Shopping Anália Franco)

  13. Olá doutora, adoro o seu blog, uso aparelho e aprendo muito aqui.
    Bem, eu acho o meu queixo grande, e sempre que eu bocejo ele faz um som tipo “trac” e dói um pouco, e isso acontecia antes de eu colocar o aparelho e continua acontecendo, queria saber se existe algum processo da ortodontia para “consertar” meu queixo.

    1. Carol, o queixo em si, não. Se ele é grande mesmo, só com cirurgia pra corrigir. Mas é possível compensar com o posicionamento dentário. O estalido e a dor na articulação não têm, necessariamente, a ver com o problema ortodôntico, então não dá pra dizer que essas coisas podem ser eliminadas com o uso de aparelho.

  14. Oi, doutora!

    Voltei aqui só pra te perguntar uma coisa, uma suposição rs
    Fico feliz que tenha solução pra esses riscos e relevos no esmalte causados pela broca, mas depois que tirar o aparelho e fazer clareamento, trocarei a restauração (Graças a Deus, já que ela é bem mais clara que meu dente… como minha dentista usou uma resina que não era da cor do meu dente?? 🙁 ), mas você falou que a solução para os riscos pode ser o “alisamento” com broca laminada, mas suponhamos que isso seja feito, quando a dentista for dar o acabamento na restauração nova, se a broca riscar meu dente de novo, e maissss tarde quando eu tiver que trocar de novo, riscar de novo, enfim, sendo pessimista, se sempre riscar meu dente, o que acontece? Eu não poderia fazer sempre a “alisamento” já que desgastaria sempre mais meu dente, né? Então não há solução? Eu teria que ficar sempre com o dente riscado e/ou desgastado? Que triste 🙁

    1. Esse “alisamento” remove praticamente nada do esmalte, Karen. Seu raciocínio faz sentido, mas não acho que você precise se preocupar com isso… tem bastante esmalte. 😉

  15. Tenho um chiado eterno. shshshshsh, não pára. Ultimamente estou sentindo um incômodo dentro do ouvido, e dependendo de algum movimento sinto doer. Ouvido lado esquerdo. Fiz audiometria e constatou uma pequena perda de audição. Fui militar da Aeronáutica, convivi próximo a barulho de avião.

  16. Boa noite. Gostaria de tirar dúvidas… meu maxilar vem estalando há uns 2 anos. Mas só agora tenho sentido as vezes incomodo nos estalos. Escuto um zumbido as vezes no ouvido. Escuto um “piiiiiiiiiiiiiii” tipo apito, mas q cessa em alguns minutos. Dps q meu maxilar começou a estalar e incomodar sinto ao pé do ouvido uma leve dor ao tocar a região. Isso pode tá relacionado? Pq meu maxilar estava dessa forma? A dor de ouvido ta relacionada? Arranquei os dois sisos de baixo há 4 anos.

    1. Nathália, esses sintomas parecem relacionados, sim. A causa do zumbido pode ser uma DTM. Sugiro a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial.

  17. Na última segunda-feira, 01/02, apresentei meu tcc e o tema era sobre o ligamento disco Maleolar. Este ligamento conecta o martelo ao disco da ATM. Segundo Pinto, 1962, e outros autores recentes, este pode ser o motivo do paciente que apresenta DTM ter zumbido. Pois se houver alteração na posição do condilo da mandíbula, isso irá afetar na posição do martelo dentro da cavidade timpânica.

  18. Tenho zumbido há uns anos e com perda de audição. Os médicos dizem ser meniere. É super incomodativo, apesar do já meu hábito. Será que há alguma coisa que possa atenuar, já nem peço tratar definitivamente.
    Obrigado.

    1. Manuel, a Doença de Menièrie é uma doença crônica caracterizada pelo aumento da pressão do líquido existente no labirinto, que fica dentro do ouvido. O zumbido vem daí. Dentro do tratamento comportamental é possível desenvolver estratégias pra tentar “ignorar” o zumbido… talvez ajude no seu caso.

      1. Sou Odontológo, especialsta em OFM. Comecei a ter zumbido e pressão no ouvido e aos 55 anos, experimentei dor de ouvido plena primeira vez. Não me auto diagnostiquei com problemas de ATM. Me foi recomendado anti alérgicos e corticoides por uma semana. Houve leve melhora. Depois piorou com dor e usei antibiótico terapia com o fim da fase aguda… Tudo isso para relatar que com uso de homeopatia, está ocorrendo conforto progressivo nos sintomas.
        A suspeita do momento é coluna cervical, a ser pesquisado.

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista