Bolinha na Gengiva: O Que É?


Abscesso / fístulaSe tem uma pergunta que eu ouço sempre é essa: “Doutora, tem uma bolinha na minha gengiva! Ela aparece, fica um tempo e depois some. O que é isso?” Pra saber com certeza, só indo no dentista. Mas eu imagino o que possa ser…

Essa bolinha ou bolha nada mais é do que um jeito que o seu organismo arrumou para expulsar o pus proveniente de uma infecção, seja do seu dente, seja da sua gengiva. Não tendo por onde sair, o pus cria um “caminho” por dentro do osso chamado fístula, e a saída da fístula na gengiva é a tal bolha recorrente.

Fístula em dente com necessidade de tratamento de canal

Como essa infecção começou, depende. Talvez através de uma cárie que tenha atingido o canal do dente, talvez pelo acúmulo de tártaro que levou a um problema gengival. O fato é: se a causa da infecção não for removida, essa bolinha pode aparecer e sumir várias vezes, por muito tempo, sem nenhum outro sintoma. Ou você pode morrer de dor, ter febre e o seu rosto inchar, obrigando até o dentista a fazer uma drenagem do abscesso (fazer um corte para ajudar a liberar o pus). Veja como isso é feito no vídeo abaixo:

Se o problema tiver origem no canal do dente, o tratamento consiste em tratar o canal. Assim, as bactérias que causaram a infecção são removidas e a tal bolinha vai desaparecer de uma vez. Já se a infecção for proveniente da gengiva, será preciso eliminar as bactérias através de uma raspagem, limpando a região em volta dos dentes do tártaro que houver. Em ambos os casos, sendo necessário uso de antibióticos, eles serão prescritos pelo seu dentista. Nunca se auto-medique, pois há uma grande chance de você tomar o remédio errado e agravar o problema.

“Ah… mas eu não sinto dor e essa bolinha não incomoda! Não dá pra deixar assim mesmo?” Não. Toda infecção no seu organismo deve ser tratada, sob pena de perder o seu dente ou de acontecer coisa pior. Nunca subestime uma infecção, mesmo que você ache que “é só um dente”. Porque tem gente que já morreu disso

Compartilhe:

Categoria: EndodontiaPeriodontia

Marcadores:

1.015 comentários

  1. Boa tarde, minha filha tem dois anos, ela ta com bolha pequena na gengiva na parte de cima, so nao doi pois ela ja tem dois dentinhos da frente, nasceram com defeito, ta marrom por causa dos remedio, pode me dizer o que é essa bolha, to com medo que seja coisa grave.

    1. Dairiny, não dá pra dizer o que é só com base no seu relato. Mas pode ser uma fístula, como explico no texto. Leve sua filha a um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  2. Olá doutora, tudo bem? Então, ha uns 4 dias eu percebi que durante a escovação noturna que eu faço, a minha boca começou a sangrar (pouco, mas sangrou) e não vi exatamente da onde saiu o sangue naquele momento, imaginei que fosse de um pequeno machucado que fiz na minha bochecha mas ele estava quase curado, então ele não sangraria atoa assim. Depois eu (preocupado haha) comecei a mexer nos dentes para ver se havia algum deslocamento ou então algum machucado não visível na gengiva e foi quando senti na fileira de baixo, no dente logo ao lado direito dos dentes centrais, uma leve mexida ao passar o dedo com movimentação de trás para frente, me assustei é claro, pois esse dente é o único da minha boca que é bem tortinho. E depois eu vi uma pequena bolinha (muito pequena, nem se compara as imagens do post) e indolor, eu passei a unha nela para ver se era ela que estava saindo sangue mas não era, acho que foi o dente que sangrou. Agora estou preocupado, ainda não posso ir ao dentista mas semana que vem vou dar uma passada lá. Mas queria saber sua opinião, o que será que aconteceu com esse dente? Eu escovo todos os dias e passo fio dental, mas ele não é fácil de enfiar o fio dental até o final pq ele é torto. Será isso que resultou nessa bolha e na leve soltada que ele deu da gengiva?

    1. Thiago, o sangramento provavelmente é sua gengiva, e esse é um sintoma clássico de gengivite. Pode ser algo localizado (na região do dente que você diz sentir mobilidade) ou generalizado. Procure fazer uma boa higienização e, assim que der, procure um dentista pra avaliar e ver se é isso mesmo.

      1. Nossa, parabéns pelo site, sempre passo por aqui quando tenho alguma dúvida,antes até de ir na minha dentista rs. Olha, estou com uma dúvida: Um pedaço da minha gengiva no lado esquerdo e no lado direito também, na arcada superior, não sei se fala assim mesmo, entendo mesmo é de árvores e plantas), estao meio doloridas, um lado fez até um inchaço parecido com uma bolha e tem um liquido, parece, são aquelas duas partes que fazem a mastigação mais pesada mesmo, estou sem saber o que é… o detalhe é que andei comendo muito chocolate e balas de goma antes desses inchaçozinhos aparecerem rsrs… Por favor nao me diga que é canal rs

        1. Deivison, se for só um inchaço, pode ser algo local, gengival. Já se essa “bolha” com líquido que você descreve for uma fístula, como explico no texto, a origem do problema pode ser o canal de um dente, sim. Enfim… só avaliando você pra ter certeza.

  3. Estou com uma dor enjoada, nao sei bem se é na gengiva, fica abaixo do meu nariz e na parte bem superior da gengiva, tendo um inchado dolorido, o que pode ser ja tem alguns dias e nao melhora?

  4. Dra, se existe a presença de pus, o cancer é descartado?
    Tive um abscesso que aumentava após as refeicoes, nao apresentava dor pois é em um dente com coroa de ceramica e tratamento de canal. Fui ao dentista e ele fez uma raspagem radicular e acabou que retirou um pedaco da gengiva pelo buraco do abscesso durante a raspagem. O pus continua saindo e no raio x foi identificado perda ossea, porem nao foi confirmada a fratura da raiz! Devo me preocupar?

    1. Não é que por haver pus não seja câncer… é que o quadro que você descreve é de infecção, não de câncer. O que importa é o conjunto dos sintomas. Você deve se preocupar na medida que o problema ainda existe… então é preciso tratar pra que você não venha, até, a perder esse dente / raiz.

      1. Oi Dra, obrigado pelo retorno.
        Como tive um caso na família, e acompanhei o pós operatório, acabo ficando com medo.
        Ele fez a raspagem e a gengiva agora está baixa, não sangra nem dói, apenas sai pus pelo o que era o abscesso.
        Ele comentou que iria fazer a raspagem, mas acreditava que seria algo na raiz do dente, pois tenho 30 anos e periodontite não é comum para essa idade.
        Mais uma vez obrigado pelos esclarecimentos.

  5. Olá, Dra.

    Formou-se outra “bolinha com pus” na minha gengiva, se eu não me engano é exatamente no mesmo local que ela saiu, no começo desse ano (que ai eu fiz canal, e fiz a obturação, para não ficar aparecendo a amálgama…). Minha pergunta é: pode nascer de novo e no mesmo lugar, mesmo o canal tendo sido tratado com sucesso?
    Pode acontecer de essa bactéria, acometer o dente ao lado, precisando fazer um novo canal?
    É melhor deixa-la como está, ou quando o pus já estiver mais “maduro” eu tentar aperta-la??

    Muito obrigado !

    1. Bruno, então não é outra “bolinha”, é a mesma. Se é a mesma, deve ser uma infecção resistente. Seu dentista precisa reavaliar o tratamento de canal, “apertar” a bolinha não resolve nada.

    1. Não sei Bianca, não dá pra sugerir nada apenas com base na sua descrição, até porque é algo recente, que talvez se resolva até espontaneamente. Se continuar assim nos próximos dias, procure um dentista pra avaliar.

  6. Doutora, meu nome é Geronm me tira uma dúvida, apareceu uma bolha na minha gengiva, é da cor da gengiva, tô preocupado com ela, tenho que ir no dentista ? Sabe o que é?

    1. Geron, se você está preocupado, deve ir ao dentista sim. É a única forma de saber o que é essa “bolinha”. Só com base no seu relato não tenho como sugerir uma causa pra isso.

  7. Boa Tarde,

    Dra. estou fazendo tratamento de raspagem de tártaro e fiz uma sessão na sexta feira na parte de cima da minha boca, e hoje percebi que esta nascendo uma bolha na gengiva.

    Isso é normal ?

    Obrigada

  8. Bom dia! Fiz o tratamento de canal ha alguns meses e não terminei com a obturação. Acredito que o dentista quebrou a lima no canal do dente e não me disse nada nem tentou retira-la. Desde então o dente não doeu. Porém, ha um mês eu estou tendo pequenas dores de dente que vêm e voltam, dor que vejo que aumenta caso eu pressione sobre o dente até mesmo a lingua. Pode ser algum problema relacionado a infiltração do canal ou relacionado a lima deixada ? Obrigado.

    1. Alyson, como assim você “acredita que o dentista quebrou a lima no canal do dente e não disse nada nem tentou retira-la”? Você está supondo isso por causa da dor ou outro dentista afirmou isso pra você?

      1. Essa dentista não sabe responder nada! A pessoa pergunta algo e ela retorna com mais 3 perguntas…. São os profissionais excelentes que estão formando atualmente. Aliás se a própria dentista não sabe responder nada, pra mim este texto é de desconfiança sobre sua credibilidade. Não vou dizer nem artigo porque parece-me que nem ouve pesquisa para tal texto.

        1. Mari, eu não tenho bola de cristal. Se eu faço mais perguntas sobre o caso de alguém que me fez uma pergunta é porque eu quero entender qual a situação pra pode ajudar da melhor forma.

          Sua opinião sobre a formação dos dentistas de forma geral e sobre a minha formação, especificamente, é completamente irrelevante. Segundo a política de comentários deste blog ( http://medodedentista.com.br/politica-de-comentarios ) seu comentário nem deveria ter sido publicado, mas resolvi publicá-lo porque sua arrogância merecia uma resposta. O artigo explica direitinho o que se propôs a explicar, em termos leigos, pra que as pessoas entendam. Tem texto, tem imagem, tem vídeo. O que mais você quer? Se não está bom, procure um dentista que transmita a credibilidade que você procura, pague por uma consulta e “extraia” dele(a) todas as respostas que você precisa.

          Felizmente, pra cada 1 que não valoriza meu trabalho voluntário aqui, tem 99 me agradecendo e me incentivando a continuar. Nem se dê ao trabalho de responder, eu não vou nem ler, quanto mais publicar.

          Bora trabalhar, porque tem gente que realmente precisa de ajuda.

  9. Bom… no meu dente da frente de cima dói muito a gengiva, só de passar a lingua dói e quando eu escovo o dente sangra bastante, fora a dor que eu sinto… gostaria de saber oq pode ser?? E eu percebi q entre o dente da frente e a gengiva tem bolinhas amarelas… não sei oq é mas dói bastante, fora o sangramento que ocorre.

  10. Ola Doutora, apareceu uma bolinha com a cabecinha vermelha em minha gengiva, esta doendo o lado do rosto inteiro, e deu duas bolinhas por dentro do lado da garganta, e estas estão doendo bastante também, o que pode ser ?

  11. Olá Dra, gostei muito do seu blog.
    Queria que me tirasse uma duvida.
    Eu fiz uma melanoplastia (peeling gengival), faz 3 dias, e nao coloquei curativo nenhum.
    Porém, na gengiva, onde foi tirado a primeira camada de pele p tirar o excesso de melanina, nasceu uma massinha meio gelatinosa esbranquiçada, isso é normal? É um processo de cicatrizaçao?
    Só faço gargarejo com antisseptico sem alcool.
    Agradeço desde já.

  12. Bom dia, eu sempre escovo os dentes regularmente de 3 a 5x ao dia. Fui ao dentista tem uns 03 meses e ele disse que estava tudo ok que não precisava fazer nada, nem limpeza, pois os dentes estavam ótimos. Porém nessa segunda feira 15/08 machuquei a gengiva com a cerda das escova e observei que fez um furo, e depois disso parece que sai como se fosse um pus do local.

    1. Renato, provavelmente é só um trauma local mesmo, sem grandes consequências. Deve cicatrizar espontaneamente mas, se isso não acontecer nos próximos dias, procure seu dentista pra avaliar.

      1. Dr° Bom dia ! A região que lhe informei onde chegou a fzr um furinho na gengiva próximo ao dente, percebi que cortou um pedaço minusculo no final da gengiva, pode ter sido devido a escovação ? Vou marcar um dentista essa semana para que possa ver.

  13. Dra. Ana, ha uns 2 meses eu estava me olhando no espelho e vi algo tipo uma casca de pipoca, só que na verdade era uma coisa branca, e quando tirei com a unha lavada e sem sujeira em baixo era um negocio sólido, e durante esses meses tirei mais duas sozinha, e agora apareceu uma quarta em cima de um dente que ainda não caiu, mas que parece que a gengiva está abaixando ou como se o dente tivesse entrando na gengiva, esse dente não é permanente é apenas de leite, mas toda vez que eu tento tirar essa casca como sempre fiz ele dói. Isso pode ser um dente nascendo por cima do outro ? Ou um pedaço dele ?

  14. Ola, doutora. Boa tarde. Eu ja arranquei dois dentes. Um em 2009 e outro em 2014. Mas quando arranquei o ultimo, eu sentia dor em outro dente tambem; ou seja, eu tinha dois dentes com problema. Quando fui para arrancar o ultimo, o doutor pos anestesia mesmo, mas ao arrancar parecia que ele n tinha posto nada. Eu gritei inumeras vezes, dei varios empurroes para ele parar, mas ele insistia e mandava-me ficar quieta, irritado. Ate que eu dei-lhe tres bofetadas, e ele parou. Eu comecei a reclamar e chorar, de tanta dor. Ele perguntou-me – super arrogante – o que eu queria – que ele me deixasse assim, ou continuasse. Eu disse-lhe para parar (claro !). Ele mandou-me comprar dolaren, e mandou-me embora, com o dente semi-arrancado e partindo. Eu sai dai cheia de dores. Horas depois fiquei com um super abscesso. E com muitas dores mesmo. Mesmo tomando os “tal-ditos” antibioticos. Fui ter com um outro dentista uma semana depois, e arranquei. Mas o outro que tinha um simples “furo” comecou a expandir-se por todo dente, e comecou a partir aos poucos, ate hoje. Anteontem eu estava a sentir um pequeno incomodo neste mesmo dente, toquei para ver o que era, e saiu mais uma metade. Algumas “migalhas” saiam quando comia, inclusive. Ficou apenas a parte de baixo do dente, um bocadinho em cima, e uma super cavidade, no meio, que quando a liga toca la, doi um bocadinho so. Desde que arrancaram o outro dente, este j n doi MUITO. Doeu algumas vezes, mas parou. Ha mais de um ano. As vezes doi so um bocadinho, mas nada de mais. Agora, eu quero saber o que faco. Eu sou angolana e n tenho condicoes para ir a uma clinica, o que faco ? Eu fui para o hospital publico, e me trataram daquela maneira, por isso n quis ir mais.

    1. Elmiria, se pelo menos a raiz do seu dente estiver boa, é possível tratar canal, fazer pino e coroa. Pela sua descrição não posso afirmar que esteja, suspeito que não. Nesse caso, seria preciso extrair. O fato é que não há o que fazer sem procurar um dentista pra avaliar e tratar de acordo. Uma ideia é procurar uma faculdade de Odontologia / Medicina Dentária, onde o tratamento costuma ser feito a custo reduzido ou até sem custo.

  15. Olá, preciso de ajuda, ha alguns dias meu dente estava doendo muito, eu não dei muita bola pra isso porque eu estava com muita dor de cabeça e achei que estivesse a ver com a dor de dente, mas ha dois dias percebi que existe um caroço bem em cima do meu dente, até ontem ele não estava doendo, só erá chato, achei que fosse uma afta, mas depois de procurar pelo assunto fiquei um pouco com medo e vim aqui lhe perguntar, ele não é mole, não aparenta ter pus nele, mas eu tenho medo de dentistas por razoes passadas e queria um conselho.

        1. Não é porque não está incomodando agora que não vai mais incomodar. Vá ao dentista agora, se você “deixar pra lá” porque não dói e for uma coisa mais séria, você está colocando seu dente e saúde em risco. Juizo, ok?!

  16. Ola Doutora, achei o site sem querer e adorei o trabalho.
    Tenho 2 bolhas com pus na gengiva, uma delas que saiu primeiro doia muito, mas depois de uns dias ela ficou sem pus, mas continua aqui. Agora saiu outra um pouco maior e eu percebi que o pus começou a sair sozinho, vi que tinha um buraquinho nela e estava saindo, fui apenas limpando, mas claro que não saiu tudo.
    Porque ela furou sozinha? O fato de ter saido duas pode ser tartaro? Estou com medo de ir no dentista pra variar…. Ate porque eu ia antes no SESC e eu adorava, mas perdi o direito pois completei a maior idade e tal, e eu nunca fui num dentista que não fosse lá, então fico insegura, já vi cada coisa….
    No momento não tenho condiçoes, mas, se eu for em faculdade sera que corro algum risco? rs Neste caso seria melhor um particular mesmo?
    Obrigada.

    1. Suzane, o pus revela que há uma infecção, e essa infecção pode ser da própria gengiva ou do canal de algum dente. Às vezes a “bolha” fura sozinha, mesmo… é seu organismo se livrando do pus, o que é até bom. Procure um dentista particular ou uma faculdade, sem medo. Na faculdade os alunos fazem o tratamento, mas o professor supervisona… pode ficar tranquila.

  17. Olá doutora, tenho uma duvida, ha umas 2 semanas brincando levei um chute de uma criança pequena no labio superior e meio que na hora doeu pouco, apos uns 3 ou 4 dias se não me engano comecei a sentir uma leve dor ao pressionar abaixo do nariz, sobre o labio, olhei no espelho e vi que apareceu um caroço meio duro na gengiva, ele meio que aparenta subir e da pra sentir muito ao passar o dedo, isso 1 semana depois, ao pressionar da uma sensaçao estranha e ao dia fico sentindo meio que o dente latejando. Mas meus dentes abaixo não doem, uso aparelho ha 3 anos e aparento ter os dentes saudaveis, pois faço tratamento mensalmente, limpeza de 4 e 4 meses… o que pode ser?

    1. Braion, pode ser só da “pancada”, mas pode ser sinal de um problema mais sério, de canal (por causa da batida). Sugiro que você procure um dentista pra avaliar assim que possível, antes que comece a doer pra valer ou que haja alguma sequela mais séria.

  18. Dra., por muitos anos tive um dente da frente infeccionado com uma bolinha de pus no céu da boca, agora faz um mês q tirei esse dente e a bolinha não some, porquê? Obrigada.

    1. Kaka, se continua saindo secreção, é porque ainda há pus residual. Também, pode ser porque a infecção tem origem em outro local (outro dente ou na própria gengiva). Caso não saia secreção, é apenas uma cicatriz… e ela deve ficar aí “pra sempre”.

  19. Doutora, meu filho esta com um buraco no dente e saiu uma bolha e doi um pouco ele diz, mas eu nao tenho condicoes em pagar, como eu posso fazer? Onde ir?Pq tenho medo que possa acontecer algo pior, me ajude a arrumar uma solucao, por favor.

    1. Ana, leve-o a uma Unidade de Saúde ou faculdade de Odontologia. É provável a necessidade de tratar canal, mas se não der pra fazer agora, será preciso, pelo menos, fazer um curativo endodôntico (abrir o dente, limpá-lo, colocar remédio dentro dele e fazer um curativo). Isso não é tão caro quanto um tratamento de canal completo (dá pra você se organizar e pagar, em caso de atendimento particular) e já vai aliviar a dor e ajudar a controlar a infecção.

  20. Boa noite Dra. Ana. Meu filho tem dois anos e já tem dezesseis dentinhos. Há dois dias reparei uma protuberância na gengiva, embaixo, ao lado do último dente. Parece uma carne ou um pedaço da gengiva que se desprendeu. Parece q não dói, pois na escovação ele n reclama, mas na última semana ele tem se alimentado pouco e anda um pouco febril. Pode ser um dente nascendo nessa area q a gengiva está estranha?

    Já a minha caçula, de 1 ano, está na fase dos dentinhos e sofre com uns carocinhos no corpo, sempre que está rasgando a gengiva. Pq isso acontece? Alguma dica pra melhorar esses desconfortos?

    Obrigada!

    1. Eva, no caso do seu filho deve ser um dos segundos molares de leite nascendo, o que é normal. No caso da sua filha, não há relação direta entre manchas ou caroços na pele quando um dente está nascendo… deve ser só coincidência. Uma dica é oferecer mordedores, daqueles com água dentro, que se deixa na geladeira pra ficarem frios / gelados. O frio tem efeito analgésico.

  21. Oi Dra. Ana, meu filho tem apenas 2 anos, ontem apareceu uma afta na gengiva dele e hoje já é uma bolhinha. Ultimamente percebo que ele leva muito a mão na boca, a princípio pensei de ele ter machucado com as unhas, mas depois de ler sua matéria fiquei preocupada. E agora o que faço?

  22. Ola Doutora, estou com umas bolinhas “brancas” na gengiva na parte inferior da boca (de baixo), parecem umas pequenas espinhas, mas nao tenho tanta certeza, estao incomodando muito para abrir e fechar a boca, consequentemente para comer tambem. Eu nao sei o que eu faco, se ligo para o dentista, deixo o tempo passar, ou tomo algo (mas nao faco a menor ideia), nao quero mexer porque tenho medo de machucar! Esse bolinha nasceu hoje, mas a dor ja tem um ou dois dias!
    Obrigada ANA.

    1. Vá ao dentista, Carolina. Não dá pra sugerir nada apenas com base no seu relato, é preciso avaliar você pra ver se essas “bolinhas” têm alguma implicação mais séria, principalmente se há dor.

  23. Drª Ana Tokus boa tarde, tou com uma bola enorme parece um caroço na gengiva, o dente caiu mas ficou uma outra parte. Ele tinha saido pus e sangue. Mas voltou com tudo, já inchou meu rosto, ja doeu muito mesmo, tou tendo que tomar antibiótico Advil que passa. Outros partiram, pelo que vi vou ter que fazer 3 canais. O que faço ?? O que me recomenda???

    1. Vá ao dentista, Luciana. Seja o que for preciso, não tem como você resolver sozinha. E, até o momento, você apenas ACHA o que vai ter que fazer… só um exame mais detalhado pra confirmar de que tratamentos você precisa.

  24. Olá. Tenho um dente feito canal e colocado coroa. Ele sangra a gengiva toda vez que escovo e passo o fio. Agora apareceu um caroço bem em cima no final da gengiva. Se pressionar, sinto uma dorzinha que vai até o pé deste dente. A dentista pediu radiografia, mas queria sua opinião sobre o que poderia ser. É o último dente antes do ciso. Obrigada.

    1. Rubia, pela sua descrição parece haver uma fístula, como explico no texto. Nesse caso, pode haver necessidade de retratar o canal do dente, pois persiste uma infecção.

  25. Apareceu-me ontem uma bolinha na gengiva superior do direito, onde tem o dente com cárie, não me dói mas é avermelhada, e queria saber se posso rebentá-la e caso possa, se posso continuar a fumar após fazer corte.
    Obrigado pela atenção!

  26. Olá, estou com uma bolinha pequena de infecção e gostaria de saber o que acontece se eu a estourar? Ela não doi nem nada, segunda-feira irei ao dentista. Já tive um abscesso em um dente próximo que gerou um inchaço horrivel e me fez ter de tomar antibiotico. Provavelmente é uma carie e eu vou fazer canal, mas ainda assim gostaria de saber se posso furar ou não, e se eu furar. Doerá muito?

    1. Andressa, a pior consequência é você se machucar ou acabar com uma infecção por não ter o instrumental nem a técnica adequada pra fazer essa drenagem. Não aconselho.

  27. Olá Doutora, estou com saliencias brancas na gengiva, a consistencia é como se tivesse líquido dentro, nao tenho certeza se tem. Não doi nem um pouco, mas sinto que há algo a mais na gengiva. O que pode ser?

    1. Heverton, só com base na sua descrição fica difícil sugerir a razão dessas saliências. Pode ser um trauma local ou algum tipo de lesão específica. Se continuar desse jeito nos próximos dias, procure um dentista pra avaliar.

  28. Boa noite, Dra Ana.
    Tenho um pivô no dente da frente na parte superior há anos (perdi o dente numa queda quando criança) e nunca me causou problema. Há dois meses coloquei aparelho para realinhar os demais e há mais ou menos 1 mês apareceu uma bolhinha pequena na gengiva (uma vermelhidão ao redor, sem inchaço, sem dor, apenas um acúmulo de pus) localizada entre o pivô e o dente ao lado.
    Fui ao dentista e após inúmeras radiografias a dentista me falou que o motivo do abscesso era a pressão do aparelho sendo exercida no pivô. Tive que voltar na orto e retirar a pressão do bracket. Não adiantou. A bolha continuava lá.
    Retornei e ela verificou no raio x que o dente ao lado estava com infiltração e ocasionou o abscesso. Ela fez uma drenagem da bolha bem superficial (furou e espremeu) e fez canal no dente ao lado.
    A bolha voltou no dia seguinte e voltei ao dentista também.
    Após nova radiografia ela decidiu que seria necessário retirar agora o pivô e retratar o canal, mas por ser antigo correria o risco de fraturar o pivô.
    Caso frature ela iria extrair e planejar um implante e teria que interromper o aparelho é assim por diante… Ressaltando que se a bolha continuasse lá ela iria coletar a secreção e mandar para análise laboratorial para saber se é uma bactéria resistente. Enfim! Um tormento. A bolha é minúscula tem a pele bem fininha e percebo que quando faço bochechos com o enxaguante ela fica mais saliente como se fosse estourar por si própria.
    Estou muito insegura em ter que fazer todo esse processo e gostaria de sua opinião. Seu ponto de vista. Vou procurar outro profissional e ouvir outros diagnósticos para saber se tem outra saída.
    Ah, durante todo esse processo de idas e vindas ao dentista a bolha não me incomodou em nada. Não doi. Mas preciso tirar ela da gengiva de alguma forma pois mesmo sem dor, isso não é normal.

    1. Tamara, acho complicado afirmar que a força do aparelho sobre o pivô causou o abscesso. Tanto é complicado que, depois, sua dentista já achou que o problema era o dente do lado. O que está faltando aí é um diagnóstico preciso. Se há fístula, o ideal seria rastrear essa fístula radiograficamente pra ver de onde ela vem (coloca-se um cone de guta percha – daqueles usados em tratamento de canal – no “buraquinho” da gengiva pra ver o caminho da infecção dentro do osso). Isso já esclareceria a origem do problema. Faz quanto tempo que o canal do dente ao lado do “pivô” foi tratado? Se é recente, pode ser alguma secreção residual, apenas. Enfim… de ser pra evitar remover o pino do outro dente (o problema não é nem retratar, mas remover o pino sem dano à raiz), melhor.

      1. Pois é Dra. Ana. O canal do dente ao lado, sim, é recente.
        Dia 01/07 procurei minha dentista que fez todo o processo do meu pivô anos atrás e pela radiografia ela viu que nem era necessário realizar o canal no outro dente 🙁 e que tinha uma lesão nítida no ápice do dente que possui o pino. Ela sugeriu uma apicectomia e me direcionou ao profissional especialista. Estou aguardando o dia da avaliação com ele.

  29. Olá, doutora. Tenho um dente estragado ha anos, não sinto dor, mas só está um pedaço dele. Ja apareceu fístula nele, sumiu e agora acho q apareceu de novo, bem em cima. Passei água quente com sal e senti que saiu. Acho que saiu pus e sangue (não sei exatamente e não sei se desta vez foi uma fístula). A fístula não dói, mas ja doeu um pouco devido a alguns alimentos que atingiam o local exposto, mas em geral, não dói. Fui ao dentista do posto de saúde algumas vezes para extrair, mas ela disse q não tinha material naquele dia, outro dia disse q não estava fazendo extração, outro dia ja disse que era melhor procurar um especialista pra extrair sem deixar a raiz. Não tenho condições no momento de ir a um particular e não posso extraí-lo agora. Posso esperar mais um pouco para poder extrair? Preciso conseguir dinheiro para isso e estou participando de algumas atividades e resolvendo algumas situações que não posso ficar alguns dias de repouso no momento. Outra coisa… faço exercicios fisicos regularmente e me disseram que tem que ficar uma semana sem fazer exercícios após a extração (isso me deixa triste). Posso esperar mais um pouco para resolver meu caso? Pelo menos após o mês de julho?
    Desde já, agradeço pela atenção!!
    Parabéns pelo trabalho!!

    1. Bruno, pode esperar você pode, até porque já esperou bastante… o que não quer dizer que deva. Você tem um foco de infecção no seu organismo, e isso não é bom. Sim, após a extração você vai precisar ficar pelo menos 1 semana sem fazer esforço físico. Se você quiser esperar mais, espere. Por sua conta e risco.

    2. Desculpa me meter, Bruno, particular eh uma facada, o que faco eh pagar plano dental de loja, tipo Marisa e C&A, esperar 3 meses de carencia e usar, a mensalidade eh bem barata e coisas bem boas estao inclusas, quase tudo na verdade, Boa sorte!

      1. Renata, é evidente sua intenção de ajudar, mas pense comigo: se particular é “uma facada”, como é que os “planos dentais de loja” conseguem resolver “quase tudo” pagando-se um valor baixíssimo? A equação não fecha. Eu falo um pouco sobre a questão dos convênios aqui –> http://medodedentista.com.br/2011/04/e-bom-ter-convenio-odontologico.html e aqui –> http://medodedentista.com.br/2012/03/a-rede-unna-e-a-odontologia-mais-barata-que-pipoca.html . Abraço!

  30. Boa noite, eu fiz um implante na parte da frente e agora quase um ano depois apareceram bolinhas vermelhas em cima de um dos dentes e a gengiva está mais escura. Já marquei o dentista mas é na quarta. Obrigada.

  31. Olá, fui ao dentista e extrai um dente ontem dia 21/06/2016, e hj é o 2o dia, não esta doendo, e ele levou ponto, mas fui olhar no espelho e vi que ao lado da gengiva que foi retirado o dente esta uma bolha de pus. Oq será ? É perigoso ou é normal ??

    1. Se você não tem outros sintomas relevantes, acho que não precisa se preocupar. Pode ser só uma afta, ou uma pequena fístula mesmo, mas ela deve sumir com a extração do dente. De qualquer forma, quando for remover os pontos, mostre essa “bolha” para o seu dentista.

  32. Olá doutora, eu fiz uma desvitalização num dente há uns anos, mas no ano passado a minha dentista viu que eu tinha uma pequena bolha (fistula). Ela tem feito raspagem dessa bolha e inserido um medicamento mais ou menos de dois em dois meses, ao todo já fez isso 4 vezes. Da ultima vez que la fui já não tinha quase nada, mas ela voltou a meter medicamento, só que agora já esta a fazer dois meses e isto voltou a crescer. Acha que este método está a ser correto?
    Eu acho que ela não quer fazer o retratamento do dente por ele poder ficar frágil e partir. Será que vai ser preciso extrair o dente?

    1. Ferreira, depende do caso. Não posso avaliar, apenas com base no seu relato, a conduta da sua dentista (nem seria ético da minha parte). A possibilidade do dente estar frágil para um novo tratamento existe. Mas, em princípio, não me parece caso para extração.

  33. Bom dia dra. Fiz um canal há uns tres meses e agora surgiu uma bolinha na gengiva próximo a esse dente, não é esbranquiçada e dói muito, a região ao redor esta muito sensível… Isso pode ser resultado de um canal mal feito? Sei que tenho que ir ao dentista, mas estou em dúvida se vou no mesmo que fez o canal, pq se ele fez um trabalho mal feito pode piorar a situação. Me recomenda procurar outro?

    1. Não Andressa, recomendo procurar o mesmo. É preciso reavaliar e ver o que está acontecendo. Pode, até, não ter nada a ver com o dente com o canal tratado,.

  34. Bom dia, doutora ! Ha um tempo atras o meu dente quebrou do nada, e passado um tempo apareceu um bolha na gengiva, quando o dente começa a doer a minha cara incha! Por favor, diga-me como proceder, obrigada!

  35. Dra. Nasceu uma bolhinha dessa ao lado do meu dente que foi feita uma obturacao, só que eu rasguei a bolhinha com a unha e a bolhinha esta agora como se fosse uma bolha de carne. O que eu devo fazer? E por que isso aconteceu?
    Obg pela resposta, ficarei grata.

    1. Elayne, ir ao dentista. É preciso identificar a origem da infecção e tratar de acordo. Pela sua descrição você tem uma fístula, como explico no texto.

  36. Doutora, tenho 21 anos e tenho uma pequena “ferida” na gengiva embaixo da língua, localizada entre o freio e os dentes inferiores da frente. Apareceu há duas semanas, e é idêntico a uma pequena afta – branco no meio e vermelho ao redor. Porém, não sinto dor, nada. Fui à dentista e ela acha que é um abscesso. No entanto, tirou um raio-x do dente e estava normal. Falou que como apareceu recentemente, esperasse mais duas semanas e se a ferida não desaparecesse, voltasse que ela faria um canal. Mas se a suspeita dela não constou no raio-x, porque mesmo assim vai realizar o canal? Devo confiar nessa opinião, ou buscar a opinião de outro profissional? E se a senhora puder dar a sua, agradeço. Não há nenhum outro sintoma fora essa “afta” que não dói. Pode ser mais alguma coisa, tipo câncer?

    Acrescentando informações, recentemente tive tártaro e minha obturação caiu nesse mesmo dente que fica localizado na frente da “afta”.

  37. Bom dia doutora. Uso aparelho móvel ha aproximadamente 6 meses, e mesmo usando o aparelho, meu dente da frente deu uma leve entortada, nesses dias q ele entortou, senti muita dor durante toda a semana, e minha boca ficou inchada e dormente, chegando um pouco da dormência em um lado do nariz. Isso aconteceu por volta do dia 13 de maio desse ano, fiquei com esse inchaço, dormência e dor até meados do dia 21 de maio. Depois desse período, parou de doer, desinchou e não ficou mais dormente, porém, ha poucos dias, quando estava comendo, percebi algo estranho na minha gengiva, quando fui ver, percebi que havia uma bolha ali, não muito grande, mas também não pequena como uma afta. Essa bolha tem a cor da gengiva, porém, não sinto que seja água dentro dela, pois se encostar nela, ela não se mexe, como uma bolha de afta faz, e percebi hoje que nela tem uma cor meio esbranquiçada. Pode ser um abscesso como a doutora disse? Hoje não sinto mais dor nem incômodo, mas fiquei realmente preocupada por ver que foi no dente da frente, e sei que infecção é algo sério. Será que posso perder meu tratamento com isso? Foram mais de 4 anos com o aparelho. Uma observação é que, devido a problemas de saúde quando eu era pequena, tive de tomar muitos antibióticos, por isso meus dentes são fracos, as vezes quebram sem nem fazer força, será que vou perder todo o meu tratamento? Se for isso que a doutora descreveu ali em cima, uma drenagem pode resolver meu problema sem que precise extrair ou perder o dente?

    1. Sim Fernanda, parece que essa bolha é uma fístula, como explico no texto. Se for, seu dente deve ter necrosado, havendo indicação de tratamento de canal. Mas, pelo seu relato, não vejo absolutamente nenhuma razão pra extração e nem pra “perder” os resultados obtidos com o tratamento ortodôntico. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  38. Olá Dra. Eu tenho uma bolinha parecida com essa, mas é só um volume na gengiva (na parte interna, no canto do céu da boca) e fui ao dentista e a Dra. disse que ainda não era nada (eu estava falando de aparelho e falei isso também) e começou a voltar a falar do assunto anterior… Eu não sinto dor nenhuma e já perdi um dente, só tenho 14 anos e fica difícil pra mim. Eu tinha muitooo medo de dentista, mas daí vi seu site e tomei coragem, acabei fazendo uma cirurgia pra remover a raiz infectada do dente que tinha sido “devorado” pela cárie, tive hemorragia e depois disso nunca mais tive medo porque não foi tão assustador como imaginei. Então, esse volume na minha gengiva não incomoda (só as vezes eu sinto como se fosse uma afta, mas é uma dor rara e muito leve) e eu queria trata-lo mas como a dentista disse que ainda não era nada eu fiquei meio confuso; só tenho que agir quando a coisa ficar feia?
    Já tenho planos de colocar o aparelho porque meus dentes são muito tortos. Tem muitas outras coisas que eu gostaria de falar, se tiver algum modo que possamos conversar (algum contrato que precise pagar também) eu ficaria muito feliz porque seu site me ajuda bastante!

    1. Alan, não… a ideia é agir o quanto antes, porque assim você evita sofrimento e a solução do problema tende a ser bem mais fácil. Não sei se sua dentista olhou direito, fiquei em dúvida pela sua descrição… poderia ser uma fístula, como explico no texto.

      Você pode perguntar o que quiser. Fico à disposição. 🙂

  39. Ola doutora. Eu tenho uma bolhinha de pus que me aparece na gengiva por cima de um molar. Mas este dente ja foi desvitalizado. 1 ano apos a desvitalizacao apareceu me 1 abscesso e a minha dentista receitou me um antibiotico e eu tomei. Apos acabar a medicacao apareceu a bolha de pus. Mas este dente teve 4 sessoes de desvitalização em vez de 3, por erro da dentista. Qual sera o meu problema e sera que ele surgiu por erro da dentista?

    1. Pedro, seu problema é uma infecção persistente. Não existe “número certo de sessões”… levar mais ou menos tempo pra fazer um tratamento depende das condições do tratamento, da experiência do dentista, etc..

          1. Não tenho como prescrever pela Internet, Pedro. É preciso avaliar você clinicamente, fazer anamnese (perguntas sobre sua saúde geral), etc.. Procure seu dentista.

  40. Olá Doutora, eu tenho dois dentes que eu fiz canal e eles quebraram, a dentista que eu estava fazendo o tratamento falou que terei que arrancar os dois, sendo que um deles a gengiva começou a entrar pelo buraco onde está quebrado, e eu fui ao periodontista e ela me falou que eu não precisaria fazer essa cirurgia pra tirar a gengiva do dente, pois eu iria arranca-lo, então faria tudo de uma vez só, pra não ter que passar por duas cirurgias. Sendo que essa bolinha já tinha dado no outro dente, foi e voltou e já se foi de novo, e agora apareceu nesse dente, o que eu faço, marco logo o cirurgião dentista para arranca-lo ou eu preciso ir num periodontista para tratar esse abscesso primeiro?
    Ah, e eu posso fazer bochechos com Malvona?

    1. Jéssica, faça logo a extração. Se o dentista que for extrair seu dente achar necessário alguma medicação antes pra tratar o abscesso, ele vai orientar você a respeito. Você até pode fazer bochechos com Malvona, mas não vejo muita vantagem nem necessidade.

  41. Dra., apareceu essa bolinha e ela some e reaparece. Apareceu quando minha obturação caiu, e é meio avermelhada com uma pontinha de pus… Sera que é essa bolinha que a senhora fala ai em cima? Vou procurar um dentista para analisar… mas queria saber sua resposta.

  42. Boa tarde Dra. Há 1 ano meu filho de 4 anos caiu e quebrou o dente da frente pela metade. Fizemos raio X e não precisou fazer canal, apenas restauramos.
    Há mais ou menos dois meses ele caiu de novo e o dente restaurado quebrou (caiu a restauração). A dentista falou que se aparecesse alguma bolha de pus teria que fazer canal.
    Acabou que durante semanas não me preocupei porque não vi nada de anormal na gengiva. De uns tempos para cá meu marido tem escovado os dentes dele e talvez não tenha visto, mas hoje ao escovar vi uma bolha avermelhada na gengiva, na linha deste dente, mas bem para cima.
    Apertei e ele não reclamou de dor, diz que não dói. Será que pode ser fistula dessa nova queda? Ele não deveria sentir dor?
    Obrigada!

        1. “Um pouco branca” como, Isabelly? Em algum lugar específico? Toda a gengiva? Você fez algum tratamento recentemente? São pontos brancos, placas brancas… explique melhor, por favor.

  43. Ola doutora, tenho 18 anos, e apareceu na parte de baixo interna da minha gengiva uma bolha pequena e meio larga, porém pequena, está incomodando, e ao que parece tem outra minuscula do lado, eu pesquisei parece ser uma afta… A doutora acha que deve ser afta mesmo?

    1. Só com base na sua descrição não tenho como saber, Jorge. Mas pode ser. Se essa “bolha” não desaparecer por completo nos próximos dias, procure um dentista pra avaliar.

  44. Olá Dra.

    Nos últimos dias tenho sentido muito incomodo mas não parece ser nos dentes e sim na gengiva.
    Tenho dificuldade até em escovar os dentes porque além de doer elas sangram, tanto na parte de baixo quanto na de cima.
    As vezes, mesmo sem mexer, sinto gosto de sangue e quando vejo a minha gengiva está sangrando.
    Tenho dentista marcado mas só para daqui 15 dias e não consegui antecipar a consulta… será que pode me dar uma orientação sobre a possível causa?

  45. Olá, Doutora Ana.
    Boa Tarde!
    Uso aparelho e a semana passada surgiu uma bolha acima do dente que fica localizado o anel. Entrei em contato com a dentista que faço tratamento por via ligação, pois a mesma não reside na cidade que eu moro, pelo que relatei a mesma me explicou do jeito que a senhora explicou aqui no blog ou que poderia também ser o anel que estivesse provocando, mas nunca senti dor nesse dente e nem sinto, porém ela só me indicou fazer uma limpeza com antisséptico bucal e escovar bem até o dia da próxima manutenção que será no dia 15/06/16. A minha dúvida é que a bolha não diminui e falta mais ou menos uns dez dias para ela me atender e fazer o procedimento adequado, corre o risco dessa bolha piorar e acontecer algo grave comigo? O que a senhora me aconselha, continuar fazendo a limpeza até o dia da consulta ou procuro outro dentista com urgência para tratar?

    1. Na ausência de outros sintomas, apenas continue higienizando até o dia da consulta, Izabel. Procure outro dentista apenas de começar a doer, inchar, etc.. Se não, dá pra esperar.

  46. Dra. Ana, eu estou com uma bolha na parte superior do meu dente da frente, nao me incomoda, porem ela ja secou e ja encheu de novo, ela é meio avermelhada e as vezes meio branca, isso ja dura uns 20 dias, o que será?
    Estou com medo…

  47. Boa noite dra, estava fazendo um tratamento dentário, porem tive que parar por problemas de saúde, tive dengue, etc enfim,p arei o tratamento, informei a dentista, porem um dente meu ficou no curativo, pois a restauração dele tinha caido dias depois q botei, tava em processo de fazer canal pois um dentista falou q n era preciso, outro q só extraçao, passado 1 ano e pouco esse curativo caiu e doeu muito, mas parava por alguns problemas de saúde q tinha, tava deixando de lado, porem um dia desses meu rosto amanhaceu inchado, fui na urgência, a dentista disse q n precisa fazer raio x, tava na cara que só resolvia com extração, não me passou medicação nenhuma apenas disse para ir para uma urgência medica tomar remédio na veia para desinchar e depois disso voltaria lah, pq n tava conseguindo abrir a minha boca, fui na urgência, o medico disse q ela n deveria agir assim e q ele n entende de dente p passar os remédios corretos, porem foi passado amoxilina 12 em 12h, nimesulida 12 em 12 e ibuprofeno, alem da medicação que tomei agora, hoje passado 1 dia notei q apareceu bolhas bem do lado desse dente, alem de que meu rosto continua inchado, gostaria que VC me auxiliasse em como devo prosseguir, por favor, obrigada desde ja.

  48. Boa noite, doutora.

    Primeiramente, gostaria de lhe parabenizar por tamanha eficiência em responder nossas dúvidas.

    Fiz um canal num dente superior há 2 anos, ele sempre me incomodou com uma dor que sinto por dentro localizada mais ou menos até a metade da bochecha, na altura da ponta do nariz. Com uns 4 meses que fiz, na época, senti esse incômodo e a dentista falou que se não parasse, entrasse em contato. A dor parou e ela preferiu não mexer, pois disse que podia ser normal após o tratamento de canal. Porém, vez ou outra sinto essa dor que não é aquela dor de dente, é o incômodo que se encosto a mão dá pra sentir, quando a dor está mais forte, sentia latejar…. Estou fazendo canal de um outro dente com essa mesma dentista e ela sempre pergunta como ele está, nas últimas semanas ele estava bem, porém voltei a sentir essa dor (nessas últimas duas semanas que não fui nela), parece que quando mexe em outro dente, sinto esse que te falei sensível (não sei se estou “viajando” rsrs). Enfim, quando foi sexta que percebi essa dor que vai até a metade da bochecha, puxei o cantinho da boca e vi que tinha uma bolinha bem perto desse dente (nunca tinha parado para prestar atenção, talvez só tinha surgido agora, já que a dentista um dia desses observou no consultório só por questão de gostar de ver os dentes que ela já tratou). Agora estou preocupada, pois hoje está incomodando um pouco e começando a latejar há uns 15 minutos. Ela me deu um papel de raio X para acompanhar, porém ainda não falei com ela sobre essa bolinha, minha consulta está marcada para quinta para continuar o canal do outro dente.

    O que a senhora acha que seria? Será que terei que reabri-lo e fazer outro canal, seria um cisto? Tenho frequentes dores de cabeça e já ouvi falar em cistos no dente, nesse caso, essa dormência vai até a bochecha desde a época em que fazia esse canal, há 2 anos, porém ela não ocorre sempre (só às vezes). Acho que deu pra explicar um pouco minha situação.

    Abraço,

      1. Oi, dra Ana.

        Boa noite,

        Na sexta passada, há uma semana, ela estava meio grandinha da cor da gengiva, notava-se um bastante inchada, a ponto de eu nao conseguir mover a bochecha para cima, tomei um nimesulida e diminuiu mais. Nunca vi sair nada dela, creio que é um inchaço, não é como espinha ou afta, é uma bolinha. Como disse, quinta dessa semana agora, dia 02, fui à dentista e mostrei, ela pediu que eu tomasse Azitromicina, pois acha que é alguma infecçãozinha, pus, essas coisas. Eu tirei o raio x e irei pegar amanhã ou segunda. O que me deixa preocupada é que desde que fiz o canal, mesmo assim, continuou doendo, às vezes aparece a dor e depois some, agora voltou novamente. Com o azitromicina e nimesulida diminuiu, porém ainda sinto o incômodo até a metade da bochecha, principalmente se tocar.

  49. Oi Doutora, tenho 15 anos e apareceu uma bolinha atrás do meu dente, na verdade foram 3 bolinhas atrás de alguns dentes e eu sinto um certo incômodo principalmente para comer algo… gostaria de saber se a senhora saberia dizer oq é, se é algo sério e como tratar ? Obrigada desde ja.

    1. Andressa, só pela sua descrição, não. “Bolinha” pode ser um monte de coisas, inclusive, nada relevante. Procure um dentista pra avaliar clinicamente.

  50. Boa tarde, Doutora!
    Caiu a restauração e meu dente ficou aberto por muito tempo, muito mesmo, o dente escureceu e até que começou a doer e inchou a gengiva. Onde está inchado saiu uma aguinha, estou sentindo muita dor, mas me disseram para tomar anti-inflamatório e esperar desinchar antes de ir no dentista, pq se tivesse desse jeito não iam mexer. Estou tomando o remédio há 5 dias e não vi melhora, o inchaço vai e volta e a dor tbm. Devo ir a o dentista mesmo assim? Muito obrigada.

    Só quero complementar minha dúvida: não tive febre, nem outros sintomas, somente a dor na gengiva que reflete para a região da bochecha.

    1. Fernanda, disseram errado pra você… você tem que ir ao dentista já. Se por acaso ele achar melhor medicar e aguardar antes de intervir, ok. Mas é importante que ele avalie do jeito que está, tomar remédio pode “esconder” algum sintoma importante e atrapalhar o diagnóstico e o tratamento.

  51. Boa tarde, Dra. Ana, há dois anos atrás eu tenho um pivo no dente da frente, em cima da gengiva apareceu uma bolinha, doi, perguntei a um dentista e eu tenho que fazer um retratamento de canal. Como é feito esse procedimento, essa bolinha some ou não??

  52. Doutora, fiz a primeira parte do canal quinta passada (2 dias atrás) e hoje minha gengiva parece estar inflamada e com uma bolinha. Como semana que vem têm feriado, a próxima consulta para continuar ficou dia 02/06 (2 semanas após a primeira). Há algum risco de esperar até lá? Sei que na primeira foi tirado o nervo e que foi colocado anti-inflamatório dentro do canal e fechado com curativo.

    1. Patricia, leve-o a um dentista / odontopediatra pra avaliar! É preciso identificar a causa disso… pode ser um dente, a gengiva ou, até, nem ser pus, mas um quadro generalizado de lesões chamado “gengivoestomatite herpética primária”, comum nessa idade. É preciso avaliar.

  53. Boa Tarde,

    Fiz uma restauração ha mais ou menos 1 mês, e nas ultimas semanas percebi que a gengiva em cima do dente restaurado está um pouco inchada e avermelhada. Não sinto dor, porém quando aperto dói levemente. O que pode ser? Preciso fazer algo?

    1. Karoline, seria bom seu dentista reavaliar. Se a restauração fica próxima à gengiva, pode ser uma gengivite motivada por alguma sobra de material, por exemplo.

  54. Olá doutora, de uns tempos para cá surgiram dois carocinhos na parte posterior na minha gengiva, não doí quando eu aperto, mas fica meio estranho, eles não estão juntos, ficam separados, um em cada ponta, gostaria de saber se isso é algo ruim ou se é bom fazer cirurgia para tirar. Pois fica meio estranho quando você passa a lingua na gengiva, eu fico sentido eles, isso tem solução?

  55. Olá Doutora, entao, ha um mes mais ou menos fui ao dentista, pois estava sentido algumas dores, ao chegar la a dentista disse que tinha uma carie profunda e que seria necessario fazer canal… Entao voltei pra minha casa e conversei com minha tia e eu ia fazer o canal… Só que agora, apareceu uma bolha por cima da minha gengiva e nessa bolha tem uma bolha de sangue, e eu nao sei o que fazer… Amanha irei em outro dentista. Estou com medo de ser algo grave!!

    1. Analice, isso é uma fístula, como explico no texto, o que revela um abscesso, e confirma (sendo a origem nesse dente do canal): é preciso tratar canal MESMO. Pra que ir em outro dentista? Trate o canal.

  56. Olá Dra,
    Ha alguns meses atrás eu estava mascando chiclete quando meu dente de repente quebrou um pedaço… Quando vi tinha um buraco preto, fui no dentista e tirei a cárie que ali estava, a Dra disse que não ia ser necessário fazer canal pq n tava tão profundo assim. Depois de alguns meses fui em outro dentista para marcar de remover meus sisos, depois de algumas semanas começou a doer meu dente e achei que era o siso, fui lá e removi os dentes, e a dor não passou, o q tava doendo era o que eu tinha tirado a cárie. E continua doendo, e ontem percebi que havia uma bolinha atrás do dente, o q pode ser? (dente de baixo)

    1. Jéssica, pode ser que agora haja necessidade de tratamento de canal. Se a “bolinha” a que você se refere for uma fístula, como explico no texto, e ela estiver associada ao canal desse dente… é certeza. Converse com a sua dentista.

  57. Olá doutora! Não sei dizer ao certo, mas acho que ha uns 3 anos ou mais noto umas bolinhas minúsculas na gengiva, um pouco abaixo, entre os dentes inferiores. Essas minúsculas bolinhas nunca doeram e nem incomodaram. Andei pesquisando e depois de muita pesquisa me pareceu ser HPV oral mas, quando fui na dentista ela me disse ser normal da gengiva, será?

  58. Ola, apareceu uma bolinha branca na gengiva, embaixo do ultimo dente, e ela é um pouco grandinha, nao sinto dor, mas pelo fato de meu ultimo dente ta terminando de nascer, doi um pouco a carne de cima do dente, ae nao sei se e a bolinha ou a carne mesmo que doi, para voce poder da uma olhada tirei uma foto, claro a foto ficou meio claro por causa do flash ————————————— http://i64.tinypic.com/33dlgyg.jpg ——————————

  59. Dra, uma bolinha apareceu na minha gengiva, mas eu só a sinto quando passo o dedo, quando passo a língua eu não sinto nada, como se ela fosse bem interna mesmo. Estou com ela ja tem mais de uma semana e reparei que ela deu uma leve aumentada, mas não sinto dor ou incomodo. O que pode ser? Na verdade é mais para caroço do que bolha!

      1. Fica na parte inferior direita, bem abaixo do meu primeiro molar, não sinto dor ou incomodo algum, e tb não sai nenhuma secreção, só fiquei intrigada por ela estar la e não desaparecer.

  60. Dra. Meu dente foi quebrado quando eu ainda era criança, por falta de condições não fui levado ao dentista, hoje esse dente esta escuro e tem essa bolsa ha muito tempo, fui a um dentista ha alguns meses ele fez a limpeza para tentar tratar a infecção, mas não conseguiu devido a essa bolsa não se fechar completamente, ele me sugeriu um implante, então consultei a outro dentista e ele falou que poderia fazer o implante, mas primeiro precisaria fazer um enxerto na gengiva, depois esperar cicatrizar, colocar a coroa, esperar cicatrizar e depois desse processo realizar o implante. Mas esse processo teria a duração de quase um ano. E receio em ficar sem esse dente da frente, ainda mais por tanto tempo. Existe uma maneira mais rápida, ou alguma outra solução para esse meu problema?

    1. Marcos, mesmo que o tratamento demore isso tudo, você não precisa ficar sem dente… é possível usar uma prótese parcial removível, por exemplo, enquanto você realiza a extração, o enxerto, etc.. Converse com o seu dentista.

  61. Dra. Boa Noite. Então, eu to com esse mesmo problema, mas na vrdd são 2, quando essa bolinha apareceu na minha bochecha na parte de dentro da boca, tem umas coisinhas brancas, que se ficar mexendo saem, por exemplo, passar a toalha ela tira o negocio, mas depois de um tempo, tipo 20 min, começa a aparecer dnv, e to cm medo disso, to cm medo de ir no dentista e ser algo grave, e onde tem a bolinha é no dente de trás, que ele quebrou a parte de cima, foi jogando bola, foi de baixo pra cima, ai quebrou o dente, mas to cm medo de ir no Dentista, o que a Senhora me recomenda a fazer? Aguardando resposta.

    1. Patrick, só indo ao dentista pra saber do que se trata. Se for uma fístula, como explico no texto, sinal de infecção na gengiva ou no canal de algum dente (esse quebrado, provavelmente). Não precisa ter medo… é só tratar.

  62. DRA. BOA NOITE… ESTOU COM UM PROBLEMINHA, NÃO SEI SE É UM PROBLEMINHA MSM, ESTOU COM MEU DENTE CISO SUPERIOR DOENDO MUITO, ELE TÁ DOENDO, DÓI A BOCA TODA, ESTOU COM OUTRO DENTE PERTO DO CANINO QUE CAIU O PINO E NÃO TEM MAS JEITO, TEM QUE EXTRAIR A RAIZ MSM, AGORA MINHA GENGIVA TA INCHADA E SAINDO PUS NO PÉ DO DENTE, TOU COM MEDO DE SER UMA DOENÇA GRAVE ? ESTOU APAVORADO, POIS NUNCA TIVE ESSE TIPO DE PROBLEMA, EU APERTO UM POUCO NO PÉ DO DENTE E SAI UMA SECREÇÃO DE PUS, O QUE DEVO FAZER ? SERÁ UMA COISA GRAVE ? DESDE JÁ AGRADEÇO.

    1. Pedro, vá ao dentista logo! pela sua descrição você tem um abscesso. Não estou tão certa de que será preciso extrair, mas é provável a necessidade de tratar (ou retratar) o canal. Quanto antes você procurar um dentista, antes essa infecção se resolve.

  63. Boa noite dra.

    Em Julho passado eu comecei um tratamento em varios dentes. O tratamento consistia em limpeza, colocar resina nos molares e retirar os 4 3° molares que tenho.
    Bom, fiz tudo isso, mas depois meus dentes ficaram bem sensíveis. Perguntei ao dentista e ele disse que era normal durar a sensibilidade mais uns 15 dias, entretanto já faz uns 10 meses e ainda tenho a sensibilidade. Tudo que é gelado doi. Já usei creme dental pra sensibilidade mas não resolveu.
    O que pode ser?

  64. Ola!!
    Dra., eu retratei um dente com canais, foi com endodontia, depois ela pediu pra procurar um dentista que fizesse o núcleo provisório e coroa provisoria pra ta acompanhando o dente, blzz, depois que fiz o nucleo e a coroa, o dente veio dando mau cheiro desgramado… e falei com ela… me pediu pra procurar periodontista, fui… disse que o dente deu perda total, pois ela usou milimetro pra pedir ai e passou da media, ela viu pus e fez drenagem no dente, o que vc acha disso e o que vc sugere???? Fui em outro dentista e disse o mesmo, fui em mais um disse outra coisa. Eu nao queria extrair o dente. Socorro!!!!!

  65. Boa noite! Estou com essa bolha no dente. Gostaria de saber se nao tem algum modo para aliviar a inflamação em casa antes de ir ao dentista?

  66. Há uns 3 dias que nasceu uma bolinha na gengiva perto do último dente da parte inferior. Começou a doer no local e inchar a gengiva, logo comecei a sentir dor no ouvido e na garganta (no mesmo lado onde a bolinha está), ambos os 3 começaram a doer constantemente. Apos dois dias só doi a gengiva se entrar em contato com alimento ou qualquer outra coisa. Não sei o que pode ser, pois doi e ela ainda não sumiu. Não sei o que faço. Me ajude. Obrigada.

  67. Bem, eu acabo de ir no dentista e tirar uma “bolha”, digo pois eu nao sei o resultado que deu na biópsia… mas quem esta com medo de fazer isso é bobagem, no processo de tirar nao doi nem um pouquinho, na verdade eu nem senti quando tirou… mas o processo e muito bom, como se fosse uma limpeza de dentes kkkk

  68. Boa tarde,

    Eu gostaria de tirar uma duvida que esta me deixando muito preocupada, ha um ano eu fiz clareamento no meu dente e fiquei com o dente incisivo direito sensivel, eu fui na minha dentista, ela falou que era normal, ha uns 10 dias eu levei um pequeno esbarrão no meu dente e ele ficou um pouco mais sensivel, 3 dias depois do esbarrão eu fui na dentista ele me disse sem nem olhar que eu precisaria de fazer canal, ela tirou uma radiografia e disse que não aparecia nada no meu dente, que era para eu tomar um anti-inflamatorio, se a dor piorasse era certeza de canal, mas a dor passou, so estou com um pequeno inchaço bem acima do dente, quase perto do nariz, mas sem dor e sem mudança de cor, so quando aperta doi, não sai pus nem sangra, eu resolvi ir de novo na dentista, ela falou que era caso de canal mesmo, eu falei que não sentia dor, ela falou que era porque o dente já tava morrendo, eu não me conformei e fui em outro dentista, ele tbem fez radiografia e falou que meu dente não aparentava nada, que era para eu esperar e não fazer o canal, isso foi ha 4 dias, eu ainda sinto um pequeno inchaço, agora eu não sei o que fazer, qual dentista escutar, estou com medo do meu dente escurecer, logo o dente da frente, eu tive tanto trabalho para deixar eles branquinhos, eu cuidei tanto do meu dente, sempre fui regularmente no dentista para que isso acontecer.
    Desde ja agradeço.

    1. Joyce, só de olhar não dá pra saber se é preciso tratar o canal. E a radiografia nem sempre traz algum dado relevante… pode estar normal a radiografia e, mesmo assim, haver necessidade de tratar o canal. Dos sintomas que você descreveu, me chamou a atenção o inchaço na gengiva e a dor à palpação… esses são sintomas de necessidade de tratamento de canal. Então, com base nisso, me parece ser o caso de tratar, mesmo sem dor espontânea. Mas isso não quer dizer que o seu dente vai escurecer.

      1. Doutora, fiz canal em um dente, ainda n fiz a restauração, faz 10 dias… E o dentista tirou um pouquinho do dente, ele ta meio afiado, sei la, e na ponta desse dente do lado da parte afiada fui escovar e vi uma parte com pus e vermelha, bem na ponta.

  69. Boa noite !!!
    Meu nome é Gabriela e estou tratando um canal no último dente inferior, a carie já foi retirada e na última consulta quando o dentista foi começar a instrumentar, senti muita dor, mesmo aplicando a anestesia, como ele não conseguiu terminar pq eu sentia dor, ele aplicou um remédio e fechou, a noite eu comecei a sentir um incômodo de baixo da língua, só que na vdd tem uma espécie de “bolsa” pequena na gengiva…
    Isso pode ser o q?
    Estou muito preocupada.

    1. Gabriela, provavelmente um abscesso, e nessa “bolsa” tem pus. Não precisa ficar preocupada, isso é comum. Talvez na próxima sessão esse pus saia pelo dente (quando o dentista reabrir) ou pela própria gengiva. Se não sair, seu próprio organismo vai se livra dele. O importante é relatar isso para o dentista na próxima sessão e fazer direitinho o tratamento de canal, até o final.

  70. Bom dia Dra. Ana,
    Milha filha de 2 anos levou uma queda em julho de 2015, o que fez quebrar um pequeno pedaço do dente, em setembro de 2015 apareceu uma fístula e a dentista após notar a lesão no raio-x fez o canal do dente e aplicou uma massinha no buraco (antibiótico). No entanto, a fístula tem sido recorrente. Este mês ela tinha deixado sem a substância para tratar a infecção e parecia que estava tudo resolvido, no entanto, minha filha levou uma outra queda ontem e hoje pela manhã, reapareceu a fístula. Gostaria de saber quais as implicações de uma fístula ser recorrente por mais de 6 meses. Pode causar endocardite? Entrei em contato com outra odontopediatra e ela aconselhou extração, mas eu não estou seguro disso. Gostaria de manter o dente, mas fico temeroso com esta infecção que há 6 meses não cura.

    1. Kirby, a recorrência da fístula indica que a infecção não está controlada. Por outro lado, houve um segundo trauma, então pode ser um problema novo, e não consequência do problema antigo. Como sua filha é bem novinha e o dente permanente dela só vai nascer lá pelos 6 ou 7 anos, o ideal seria mantê-lo… então seria preciso retratar esse canal. Caso a fístula se mantenha, aí creio que seja o caso de extrair, mesmo. Ela vai ficar “banguelinha” por um bom tempo, mas nessa idade as crianças não ligam pra isso, somos nós adultos que ficamos chateados. A perda precoce desse dente, em princípio, não traz maiores consequências, o permanente vai nascer ok quando for a hora. Meu filho mais velho perdeu um dentinho da frente quando tinha 3 anos, hoje ele tem 6 e continua banguelinha, inclusive já caiu o do lado, também… daqui a pouco eles nascem. 😉

  71. Boa Noite Doutora,

    Tenho uma bolinha na bochecha, próximo aos molares, começou pequena e está crescendo, está com cerca de 5mm, é uma bolinha mole, sem dor, sem pus, representa ser somente uma bolinha de carne, fui ao médico e ele me disse que é algo simples, e me explicou assim mesmo, como uma bolinha de carne que se forma devido a uma mordida acidental na bochecha e que uma pequena cirurgia resolveria o problema, ai agendei para retirar esta bolinha na segunda, mas esta semana fui a minha dentista e ela me deixou um pouco preocupado, pois me perguntou se eu já havia ido ao médico e expliquei a ela a situação, ela me disse que eu preciso retirar com urgência e mandar para biopsia, me preocupei, falei novamente com meu médico e ele novamente disse que não era nada, que era somente uma bolinha de carne e que iria retira-la na segunda, agora o que faço, isso é mesmo somente uma bolinha de carne? Confio nele, deixo-o tira-la e pronto? Ou procuro orientação de outro médico?

    1. Eder, pela sua descrição não vejo urgência… mas retirar a “bolinha” e mandar pra biópsia é o protocolo. Então, faça como seu médico disse (embora quem faz esse tipo de procedimento é o dentista, não um médico).

  72. Bom dia.
    Primeiramente gostaria de parabenizá-la por responder todas as perguntas dos visitantes da página.

    O meu caso é que há aprox. 2 anos fiz um canal no dente 36 e há 2 semanas senti uma sensibilidade próximo dele ao tomar agua gelada. Fui a um dentista que verificou no RX que há uma ‘bolsa de pus’ abaixo do dente 36 e também abaixo do 35, e que provavelmente tenha que refazer o canal. Ontem fui a um outro dentista e o mesmo informou que terei que fazer o canal, mas o mesmo achou estranho eu estar com sensibilidade no 35. Está tão grande que não consigo colocar agua em cima que dói. Não aparece externamente a bolha, nem dói quando passo o dedo na gengiva.

    Ele avaliou o 35 e o mesmo está perfeito, sem cárie, sem nada. Esta sensibilidade nele pode ser por causa da infecção no 36?

    1. Alan, acho mais provável que seja sensibilidade dentinária do que algo relacionado ao 36. Há recessão gengival no 35? Dói só com água fria ou quente também?

  73. Olá Dra. Estou com uma parte da gengiva inchada e nela tem uma bolha avermelhada, porém ela não dói. Fui ao dentista e ela passou uma pomada e amoxicilina, sendo que não fez nenhum efeito. Vou a outro dentista quinta, mas tô muito preocupada, a senhora poderia mais ou menos fazer um “pré diagnóstico”? Grata!

        1. Raphaela, a primeira coisa é procurar um dentista pra identificar a origem da “bolinha”… que pode ser outro dente ou a própria gengiva. Sem saber se o problema é esse dente, não há como sugerir um tratamento.

  74. Olá Dra. Ana.
    Há uns 2 anos surgiu uma bolinha de pus na gengiva acima de um dente que tem uma coroa.
    Sempre dreno esse abscesso e há um ano atrás por recomendação de profissional tomei antibiótico que aliviou por um período, porém, esse abscesso retornou e incomoda muito e até me constrange pelo odor.
    Será que terei que extrair esse dente com coroa?

  75. Dra. ha um tempo eu estava com essa bolhinha na parte frontal inferior, ela cresceu e estourou, agora está como se tivesse uma ferida e sinto uma dor na mandibula, será que expandiu, isso é grave?

    1. É um abscesso, Daniel. Se há pus, há uma origem pra esse pus… e essa origem deve ser diagnosticada e eliminada. É grave no sentido de ser uma infecção, e nunca é bom manter uma infecção no organismo. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  76. Olá, estou com uma bola na minha gengiva perto do dente de baixo, não doi, mas cresceu e toda hora sai e volta, 2 meses atras minha boca ficou grande, fui no dentista, ele teve que cortar pra o pus sair, mas acho que não saiu tudo pk a bola voltou, não doi mas estou com medo de ser algo grave, tenho 12 anos, não sei o que fazer, estou precisando de ajuda.

    1. Solene, sua descrição é de um abscesso, uma “bolsinha” de pus dentro da gengiva. Esse pus tem que ter alguma origem, que pode ser a gengiva mesmo ou o canal de um dente, por exemplo. Remover o pus ajuda, mas se a origem do pus não for eliminada, o abscesso vai voltar. Então, o que você precisa é tratar de acordo (uma raspagem ou um tratamento de canal, por exemplo, depende do caso), não só remover o pus. Peça que um responsável acompanhe você ao dentista pra resolver isso.

    1. Ela pode drenar sozinha ou o próprio organismo reabsover o pus, Marcos… assim ela nem chegaria a estourar. Mas não fique esperando por isso, procure um dentista. Se o seu medo é que doa, esse não é um procedimento dolorido, pelo contrário… em caso de dor prévia, o alívio é praticamente imediato.

  77. Olá Dra.

    Fiz um canal nessa segunda-feira, nisso eu já estava com uma bolinha na gengiva, só que não sentia ela tanto. Hoje acordou com essa bolinha mais inchada e doendo, estou tomando dois remédios que a dentista indicou.

    Pode ser por conta do pouco tempo do canal?

    Fiz essa semana uma parte, e semana que vem ela vai terminar o tratamento. Ela disse que viu meu raio-x e tenho uma bolinha mesmo, estou bastante assustada.

    1. Não se assuste, Naiara… é assim mesmo. Essas “bolinha” é uma forma do seu organismo expulsar o pus da infecção, ela não é um problema, em si. Com a conclusão do tratamento, ela deve desaparecer.

  78. Olá! Estou com a gengiva bastante inchada e com um bola de pus sobre ela, não sinto dor a não ser uma leve dorzinha na mandíbula, não é a primeira vez que isso acontece. Pode ser pelo meu siso que está nascendo, até porque onde a gengiva está inchada e com o pus é o dente na frente dele?! Obrigada, desde já.

  79. Olá, Ana!

    Eu permaneci com uma fístula durante uns dois anos, sem nunca incomodar, até que resolvi ir a uma dentista ver o que era. Ela tirou “a bolinha” somente através de um corte. A mesma voltou, então retornei lá, tirei de novo, e voltou de novo. Desacreditado com os procedimentos desta dentista, fui a outra, que então me explicou o mesmo que consta no seu blog: infecção por conta de um dente “morto”, sendo o tratamento de canal o único jeito para eliminar a fístula, que tem se formado repetidamente pois o pus não tem por onde sair. Muito bem, fiz o tratamento de canal. A bolinha desapareceu e… cerca de 3 semanas depois VOLTOU. Não sei mais o que fazer. O que pode ter ocorrido? Será que ela pode ter feito o tratamento de canal no dente errado?

    Muito obrigado pela atenção.

    1. Sim, Guilherme… a origem da infecção pode ser o canal de outro dente. Mas pode nem ser um canal… pode se a gengiva, por exemplo. Por outro lado, esse pus pode ser residual… em vez do organismo reabsorver, ele pôs pra fora. Então, como o tratamento é recente, provavelmente o problema é esse… e a fístula deve desaparecer, dessa vez, em definitivo.

  80. Olá Dra.

    Mais ou menos 10 meses – 1 ano atrás notei uma bolinha branca na parte interior da gengiva, entre o Primeiro Molar inferior e o “assoalho da boca”. Essa bolinha não dói nem incomoda, meses atrás a espremi, ela deixou de ficar branca, saiu até um pouco (quase nada) de sangue, mas depois voltou, branca como se nada tivesse acontecido e ela não sai de jeito nenhum.

    Já marquei o Dentista, mas será que pode estar relacionado ao caso ?

    Grato

  81. Olá Doutora, acho que estou com esse exato problema, parece que tenho uma “espinha” na gengiva… Se possível, gostaria de saber se o tratamento é caro 😀
    Grato pela atenção.

    1. André, como explico no texto, deve ser uma fístula, um local por onde sai o pus de uma infecção. É preciso identificar a origem dessa infecção, pra determinar o tratamento… que pode ser tratamento de canal, raspagem, etc.. Procure um dentista pra avaliar.

  82. Bom dia, doutora.
    Tenho um dente que precisa fazer canal há algum tempo e o dente vizinho começou a doente muito e depois passou, sendo que há mais ou menos 3 semanas apareceu uma bolha no pé desse dente vizinho, hora ela seca hora ela fica mais inchada. No inicio ela continha pus, agr só vejo sangue… ela n é muito grande, gostaria de saber do que se trata. :/

    1. Natália, você tem um abscesso, como explico no texto. A “bolha” é uma fístula, por onde sai secreção. A questão é identifica a origem dessa fístula que, pela sua descrição, provavelmente é “dente vizinho”. Enfim… procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo (é muito provável que seja caso de tratamento de canal).

  83. Olá Doutora! Tenho uma bolinha na gengiva há muitos anos, umas vezes mais pequenas outras vezes maiores, desvitalizei o dente e usei aparelho! Agora após ter tirado aparelho o dente partiu, é mesmo partido! Tenho de tirar o dente e quais as soluções?

    1. Ana, se foi só a coroa, deve ser possível fazer pino (considerando que já há tratamento de canal) e coroa. Se a fratura atingiu a raiz, aí é caso de extração. É preciso avaliar junto ao dentista.

      1. Olá doutora.
        Sentia muita sensibilidade no meu dente frontal superior, quando tomava algo quente ou frio. Ontem comecei a sentir uma dor pulsante e constante. Tomei anti-inflamatorio e nao resolveu. Hoje acordei e meu lábio superior está inchado, meu dente está doendo, quando encosto nele sinto muita dor. Meus lábios estão muito inchados. Eu não vejo nenhum abscesso com pus. O que pode ter me causado essa dor?
        O que devo fazer?
        Essa dor vai passar?

        1. Fabíola, você não vê pus, mas me parece um abscesso… até porque dói com bebidas quentes. Se a origem do problema for esse dente, deve haver indicação de tratamento de canal. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  84. Olá Dra. Ana Tokus

    Em dezembro 2015 senti uma dor estranha no ultimo dente inferior esquerdo, uma sensação de esmagamento (pressão) no dente quando mastigava, ficou uns tres dias assim, nem era muito dor, só incomodava quando mastigava, e chegou a inchar a gengiva ao redor do dente, dai foi diminuindo o incomodo e deixei pra lá. Vieram as festas de fim de ano e resolvi procurar o dentista em janeiro, já que não mais incomodava tanto, porém fiquei preocupada pois nunca tinha sentido dor igual. Dai apareceu uma bolinha minuscula, não dá pra observar se sai pus, dai o dentista me passou um anti-inflamatorio de 500mg, 1 comprimido por 3 dias, mas a bolinha não sumiu, somente diminuiu. Voltei no dentista dois dias depois de terminado o remedio, dai ele tirou um RX do dente e constatou que o osso não mais existe e disse que não tem cura e tenho que extrair o dente, só que não sinto mais dor nenhuma e a bolinha continua lá, bem menor. Pedi ao dentista que me desse um prazo de uma semana para decidir que fazer, pois é um dente que serve para mastigação, e unico que possuo na parte inferior, pois do outro lado tbm não tenho há muitos anos os dentes de tras, e se extrair terei que colocar um roach, muito desconfortavel. Queria uma orientação da Dra. se devo mesmo extrair o dente? Será que não tem cura mesmo? O que devo fazer, estou muito preocupada e marquei uma nova consulta nesta sexta-feira proxima e aguardo ansiosa por uma resposta. Desde já lhe agradeço. Abçs

    1. Marize, se a perda óssea é tão grande a ponto de haver indicação de extração, não há o que fazer além de extrair. Os outros dentes posteriores você perdeu como?

      1. Olá Dra. Ana, muito obrigada por ter respondido. Realmente, eu vi o RX e a perda óssea é bem extensa, e o dente já é tratado o canal e possui uma restauração bem grande e antiga, acho mesmo que a única solução é a extração dele, que será uma pena.
        Os dois dentes inferiores traseiros do lado direito perdi na adolescência, por falta de cuidado, infelizmente, financeiramente não tinha condições de pagar um tratamento particular que naquela época, além de muito caro, poucos eram os recursos para aproveitar dentes cariados já em estado avançado, e para não estragar os demais dentes sãos, o único jeito era a extração. E como não coloquei na época uma prótese para reposição destes dentes, a gengiva retraiu e agora fica muito complicado colocar uma prótese. E com a extração deste dente do lado esquerdo, ficarei sem os dentes de mastigação, dos dois lados da boca, que são muito importante para a saúde. Na parte superior tenho todos os dentes, restaurados, pivos, mas tenho.
        Infelizmente, se não se cuida no começo de sua dentição, mais tarde sofremos as consequências, as perdas e traumas.
        Aproveito para saber se com a extração deste dente o problema da infecção, o dentista disse ser periodontal, terminará ou passará para os demais dentes, faço anualmente a limpeza de tártaros?
        Quero deixar claro que confio no profissional que trato há anos, ele é muito competente, porém queria ter apenas uma luz, uma esperança de cura para não ter que extrair este dente e para tomar a decissão certa, infelizmente não tem mais jeito.
        Muito sucesso em sua carreira Dra. Ana Tokus e parabéns por tirar um tempo do seu dia para poder ajudar e esclarecer tantas dúvidas de tantas pessoas.
        Abraços.

        1. Marize, se você faz raspagens periódicas e está sob acompanhamento, a extração desse dente, já perdido, deve resolver o problema local. Isso é triste mesmo, por isso é que a prevenção é tão importante, mas esse é um conceito relativamente novo, e você viveu uma época em que “tratamento” era extrair dentes. Enfim… agora é tratar para o problema não aumentar e pensar em uma prótese inferior que reabilite seu arco inferior.

    1. Várias coisas, Wilson… é uma descrição pouco específica. Pode ser desde uma lesão por trauma até uma “pinta” ou outro tipo de lesão. Se a “bolinha” persistir nos próximos dias, procure um dentista pra avaliar.

  85. Boa noite, tinha uma pergunta para lhe fazer. Em Outubro passado (2015) apareceu uma bolha de sangue na gengiva. E ainda não consegui ir a um dentista pois vivo numa ilha nos Açores e nós não temos dentista. Daqui a 5 semanas é que irei ao dentista. No entanto a bolha de sangue surgiu na gengiva por cima de um dente que incomonda-me um pouco há cerca de 2 anos. Todas as vezes que vou ao dentista (costumo ir quando vou de ferias para o continente, ou seja no Natal, Pascoa e no mês de Agosto) queixo-me que incomoda-me quando bebo algo mais frio, quando o vento bate nos dentes ou até mesmo quando uso o fio dental. Aparentemente o dente está bom e nos exames não acusa nada. Alguma coisa devo ter… será que essa bolha não será sinal de um problema escondido no canal do dente? E um alerta para algo mais grave? (Desculpe se a minha pergunta parecer tola). Beijinhos e obrigada.

    1. Avelina, sua descrição é de uma fístula e, se a origem dela for o canal desse dente, há indicação de tratamento de canal. Quanto à sensibilidade, não tem a ver com isso, mas me parece apenas sensibilidade dentinária comum. Uma pasta para dentes sensíveis deve ajudar.

      1. Olá, boa noite, estou com uma dúvida, estou com uma bolinha branca na gengiva, uso aparelho e estou ha um tempo sem ir ao dentista, gostaria de saber se pode ser grave, dói a bolinha, e é branca, estou aflita pra saber o que é, amanhã irei ao dentista, mas vc poderia me responder.
        Obrigada.

        1. Joyce, “bolinha branca na gengiva” é um descrição muito vaga, que pode significar várias coisas, ainda mais sem outros sintomas associados. Seu dentista vai esclarecer do que se trata.

  86. Oi Dra. Ana, ha quase um mes que estou com duas bolhinhas no lado da gengiva e os dentes estao furados, dói muito e incha tudo, pescoço, bochecha, e eu ja tomei nimesulida e vai e volta, o que eu tomo pra desinflamar para eu poder fazer a extraçao? Não sou alergica a nenhum remédio…
    Obrigada boa noite.

    1. Você não tem que tomar remédio nenhum, você tem que ir no dentista, Ingrid! Se for caso de extração e for necessária medicação prévia, o dentista vai prescrever. Mas nem me parece que seja caso de extração, pra falar a verdade.

      1. Doutora Ana, estou com uma bolhinha no dente ha mais de 4 meses e sai pus, o dente foi restaurado e apresentei sensibilidade apos a restauraçao, que passou apos um mes, e meses depois apareceu essa bolinha. Primeiro senti um caroço na gengiva, depois a bolhinha, e sai pus ao apertar. Estou com medo, pois vou fazer cirurgia de vesicula e estou preocupada com alguma infecçao por conta do dente com pus.

  87. Bom dia Dra. Ana, tenho a bolinha na gengiva faz uns anos e agora esta começando a incomodar com dor, só que estou sentindo muitas dores de cabeça, muito fortes, que até não me permitem caminhar. Gostaria de saber se poderia ser isso que me esta dando essos quadros de muita dor de cabeça, e inclusive moleza no corpo, fiquei o feriado todo na cama.

    1. Sem dúvida, Adi… pode ser uma infecção mais séria. Procure um dentista pra avaliar o mais rápido possível pois, como explico no texto, manter uma infecção no organismo não é uma boa ideia, ainda mais por anos.

  88. Olá, meu marido tem esse tipo de infecção, não é tão grande como a do vídeo, mas sai pus. Uma bolinha pequena e bem superficial logo acima do canino, se passa o dedo com algodão sai bem fácil. Tratou o canino uns 5 meses, a dentista que o fez disse que não tinha como tratar mais, pois a raiz do dente era profunda e não conseguia chegar até no final da raiz, então ele foi em outro e ele disse que seria caso de cirurgia, fez faz uns 3 meses, raspou o osso mas agora voltou. O mesmo dentista que fez a cirurgia falou que teria que fazer canal de 4 dentes na região do canino, o canino e mais três, e depois extrair o canino, por um provisório e depois de uns 6 meses fazer implante, e ainda destacou que a raiz dele é aquela que se expande se misturando com as outras. Achamos estranho, fomos em outro, então fez um RX simples, esse que fazem para avaliação, o que no entanto todos fizeram, mas no ato se espantou ao ver e pediu um Rx mais completo, Panorâmica, e disse que a principio deveria fazer canal de 5 dentes e esperar uns 40 a 45 dias para ver se a bolinha desaparece, se não refazia a cirurgia, e que jamais extrair um dente daquele tamanho. O que devemos fazer, pensamos em ir em mais um dentista mas as opiniões são tantas que não sabemos mais o que fazer.

    1. Vanusa, e o segundo dentista explicou a razão da extração? Pela sua descrição me parece algum problema periodotal, porque você fala em “raspar osso”, por outro lado foi feito tratamento de canal e não foi possível chegar ao fim da raiz…

      Pense assim, há 2 situações: OU o dente é viável e pode ser mantido OU não. Não há meio termo. Claro que um dentista pode ser mais otimista que o outro sobre as chances de um dente ser mantido com sucesso, mas essas são situações limite. Se um dos dentistas afastou a possibilidade de extração (não pelo tamanho da raiz, porque isso é secundário) e vocês estão dispostos a manter o dente, ótimo. Façam isso.

  89. Olá doutora tudo bem? Ha alguns anos atrás extrai um dente e abaixo da gengiva nasceu um minusculo carocinho, que esta ate hj, e percebi que nesse lado onde houve a extração, a parte de baixo da gengiva esta mais alta do que a do outro lado. Não doi, apenas esta alto, começa no ultimo dente do fundo (que esta nascendo) da boca e vai ate a parte da frente. Gostaria de saber o que pode ser, se isso é causado pelo fato de meu dente siso estar nascendo?

    1. Dependendo da sua idade (entre 17 e 22 anos, mais ou menos) pode ser o siso sim, Clévisson. Como você extraiu um dente na região, pode ser uma cicatriz óssea, também. Enfim… procure um dentista pra avaliar.

  90. Ola doutora, tudo bem?
    Entao… eu comi algo ha quase duas semanas atras e tive aquele inchaço de quando machucamos a gengiva com a comida. Mas esse inchaço geralmente passa. Passou no meu caso, mas na bordinha da gengiva ao redor do dente, continuou meio avermellhada e inchada. Um amigo dentista meu que estava em um churrasco me disse pra esperar mais uma semana (ja estava assim ha uns 3 dias) higienizando direitinho a boca e fazendo bochecho com agua e sal e se nao melhorasse, pr a marcar o dentista. Pois bem…melhorou mas ainda ficou um pedacinho avermelhado… parecendo uma carninha molinha. Quando acordo pela manha ela fica branquinha como se quisesse sarar mas conforme passa o dia e eu escovo ali, me alimento e tal, ja fica avermelhada novamente. Faz mais de uma semana q esta assim… tenho dentista na terça-feira mas estou preocupada que nao melhora. Nao piora mas tbm nao melhora… estacionou. Nao dói… só se mastigo ali ou quando escovo, tomo cuidado pra nao passar a escova (elétrica) ali. Desligo a escova pra passar no local usando como uma escova normal. Enfim, passo a lingua e sinto ali. Hj está um pouco áspera mas pela manha deve estar lisinha novamente. O que poderia ser? Um abscesso? Nao parece uma bolha mas sim uma carninha, como se aquela parte da gengiva nao estivesse conseguindo sarar e está inchadinha.
    Obrigada!!

    1. Roberta, uma possibilidade é que haja algum resíduo no sulco gengival. Uma coisa muito comum de acontecer, por exemplo, é uma casquinha de pipoca entrar na gengiva e ficar incomodando por dias. Então, faça como o seu amigo dentista sugeriu, se continuar assim, seu dentista vai ter que avaliar e ver o que está acontecendo.

  91. Minha filha caiu e bateu a boca, a dentista que acompanha disse que poderia aparecer a bolinha, agora apareceu, o que devo fazer? Ela acabou de fazer 3 anos, a dentista disse que não dá pra fazer canal por que ela nem quer abrir a boca, deveria tirar o dente… Eu acho 3 anos muito cedo para tirar um dente da frente de uma criança que nem aprendeu a falar direito. Qual sua opinião? Tirar? Canal feito na força?

    1. Camila, canal feito… e não precisa ser na força. Se a dentista não é odontopediatra, sugiro que você leve sua filha em um(a). Odontopediatras têm mais experiência em casos assim e no manejo de pacientes pequeninos como a sua filha. Converse com a dentista, talvez ela mesma possa indicar um odontopediatra.

      1. Ela é odontopediatra, é que minha filha não abre a boca e chora muito sempre. É possivel fazer canal no dente superior da frente, ela com 3 anos agora?
        A dentista já tinha me dito que é dificil fazer canal com ela, seria melhor tirar o dentinho. Eu não quero minha filha sem um dente com apenas 3 anos. Não sei se levo lá ou em outro dentista.

  92. Meu filho tem 5 anos, tem uma cárie um pouco grande no dente, e na gengiva uma grande bolha, gostaria de saber se ele pode extrair esse dente, ou precisa tratar dessa bolha antes? Grata! (O dente já passou por restauração, mas a mesma acabou caindo e a cárie estava grande por baixo já).

    1. Depende do dente, Daiana. É um dente da frente ou do fundo? De qualquer forma, respondendo a sua pergunta, se o dentista achar necessário pode medicar uns dias antes, pra controlar a infecção. Se não, é só extrair.

  93. Olá Dra. Ana!

    Após a extração de todos os sisos, apenas no lado esquerdo, mas onde percebi que a dentista fez o arremate do ponto prendendo no dente anterior, deu uma bolinha. Retornei e ela fez a drenagem, mas a bolinha voltou. Não sei mais o que fazer.

    1. Thaís, dói? Em princípio não há muito que fazer, se há pus o seu organismo deve eliminá-lo aos poucos. Aí a “bolinha” some. Se sua dentista achar necessária alguma medicação ou novo procedimento, ela vai indicar.

      1. Olá Dra. Ana!
        Não dói, mas é exatamente isso, só dá um pequeno inchaço na gengiva e a bolinha depois some. Só estou preocupada mesmo com este dente que ficou próximo para não cariar ou eu ter problemas futuros com ele, que é um dente ainda bom, mas está em uma região que incomoda. Então vou seguir sua orientação sim, procurar minha dentista para ver então a medicação.
        Muito obrigada pela orientação e pelo retorno. Parabéns!

      2. Eu ja não sei o q fazer, tou MT preocupada com meus dentes, não tenho dinheiro pra fazer o tratamento dos meus dentes, tou com MT medo de morrer e o pior é que paguei 205 pra fazer um exame pra saber q bolinha é essa e o dentista nem passou um remédio pra desinflamar o dente, não sei o q fazer, é pior q dar potanda na minha cara, eu tou numa situação q não sei o q fazer, agora me diga, será q devo lavar os meus dentes com água de sal nona, isso foi uma amiga q me disse pra fazer, será bom isso?

  94. Olá doutora, tenho um dente o qual já tratei canal e tinha uma coroa, essa coroa caiu e ha alguns meses vem aparecendo uma bolinha de pus na lateral do dente, estou morando fora do país por isso estava esperando voltar para o Brasil para passar no dentista, mas no começo do mês essa bolinha voltou, ñ sinto dor no dente mas sinto pulsar, parece q perto do meu osso. Como fiquei preocupada resolvi passar no dentista aqui e ñ senti confiança no mesmo, ele tirou a radiografia e falou eu tava com infecção, me passou amoxilina por 7 dias e disse q teria q arrancar o dente porque “achava” q tinha quebrado na raiz. Já estou no sexto dia de medicamento e a bolinha ñ saiu e aparece maior durante a noite. Minha duvida é: ele ñ teria q abrir meu dente para esse pus sair antes de ele fazer a extração? Se ele extrair o dente com essa inflamação pode haver alguma complicação ou eu posso sentir muita dor? Estou desesperada porque aqui além de dentista ser muito caro eles não passam segurança nenhuma e eu estou com muito medo, queria tentar recuperar esse dente 🙁

    1. Vanessa, se houver indicação de extração mesmo, após a conclusão da amoxicilina já é possível extrair. Mas extrair um dente porque o dentista ACHA que há fratura é complicado… melhor que ele tivesse certeza. 😉 Uma tomografia confirmaria se há fratura mesmo, mas fora do país não sei o custo de um exame como esse.

  95. Boa tarde Dra. Eu tenho uma dor forte no maxilar como se fosse uma fisgada ou um choque, já fui em vários dentistas e não identificaram a causa da dor, até fiz um canal em dente que na verdade era sadio, depois desse canal parece que a dor piorou ainda mais, tem períodos que eu não sinto dor, depois de um tempo ela volta, mas isso já faz mais de 5 anos, e o canal faz uns 3 anos que eu fiz, a dor é forte, marquei com o meu dentista mas já fico desanimada de achar que outra vez ele não vê nada de errado com os dentes. Eu só sinto dor ao falar, ao comer, ao lavar o rosto, até para fazer maquiagem, as vezes dá um só um choque curto, mas as vezes é como se fossem vários choques seguidos em fração de segundos. Tem alguma possibilidade de ser um abscesso, ou um abscesso dentário lateja sempre, porque eu não sinto nenhuma dor se eu ficar com a boca parada, nem durante a noite ou quando estou dormindo, mas eu tenho essa dor há muito tempo, não tenho nenhum tipo de inchaço por fora do rosto. Se puder me responder agradeço desde já.

    1. Rosa, se o canal foi devidamente tratado, pode ser uma infecção resistente. Me chamou a atenção o fato de doer quando você faz maquiagem, ou seja, há uma dor à palpação, o que costuma ser sintoma de necrose e abscesso. Pode haver indicação de retratamento de canal.

  96. Oi doutora, ontem a noite fui dormir com bastante dor no dente, lembro que enquanto jantava mastigar nesse lado da dor era horrivel, sentia que meu dente tava entrando cada vez mais na minha gengiva, fui dormir com dor e senti que tava bem inchada minha bochecha. Acordei hoje pela manhã, e a dor tinha passado, porém o inchaço tava pior e tinha uma bolinha do lado do dente, ao escovar os dentes saiu bastante pus dessa bolinha e sentia que quanto mais saia, diminuia o inchaço. No fim de tarde começou a avermelhar esse lado da bochecha. Ps: Esse dente já foi obturado, pois tinha uma carie ali… Pode ser que tenha que fazer tratamento de canal? Obrigada desde já.

    1. Z., você teve / tem um abscesso, que é uma “bolsinha” de pus dentro da gengiva. Isso significa que há uma infecção, e essa infecção provavelmente é no canal do dente que está doendo. Portanto, deve ser necessário tratar o canal. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo assim que possível.

    2. Olá doutora, não sei o que fazer, essa bolinha incomoda muito, pensei em até furar ela aqui em casa mesmo, mas isso não pode não, né doutora ? O que vc recomenda ? Ir pro dentista né, aff, pq não gosto de dentistas, tenho medo kkkk, mas doutora isso só sai quando o doutor tirar ou assim que for no dentista ele vai passar um remédio e ela some ? Ou vai fazer que nem no vídeo ? Espero sua resposta.

      1. Soyano, depende do tamanho do abscesso (a quantidade de pus dentro da gengiva). Nem sempre dá pra “estourar” ele, nem em casa nem no dentista. Às vezes é questão de medicar e aguardar o próprio organismo dar conta do pus. Já se for um processo agudo mesmo, o ideal é o dentista drenar o pus, porque ele tem o instrumental adequado e esterilizado pra isso.

  97. Olá,
    Tenho gengivas sensíveis há bastante tempo, que sangram na escovação, e mesmo indo ao dentista com frequência sempre preciso de duas sessões de limpeza para retirar o tártaro, especialmente dos dentes de baixo (os da frente, pelo lado de dentro). Meus sisos de baixo nasceram e acabaram entortando um pouco esses dentes da parte da frente do maxilar, o que dificulta a passagem do fio (estou com dentista marcado para uma provável extração do siso).
    Só que apareceu uma bolinha na gengiva abaixo da presa, do lado de dentro, embaixo da lingua. Ela é dura e não dói (e parece estar aparecendo outra – bem menor – do lado direito na mesma região). O que pode ser?

  98. Oi Dra. Ana, Feliz ano novo!!!

    Estou com duas dúvidas. A primeira é que estou tratando uma periodontite inicial, já fiz 3 sessões e agora vou pra 2 que acredito que sejam as últimas. Nestas últimas vou ao periodontista mesmo já que teria que ser um especialista. Minha dúvida é a seguinte: o intervalo entre essas sessões foi de 35 dias e acredita que neste pouco tempo já começou a criar tártato novamente? Meu dentista disse que pode ser algo na saliva, mas que não há muito o que fazer, somente a limpeza mesmo. Você tem alguma recomendação? Algum alimento que prejudique ou auxilie nisso? Estou limpando bem direitinho, com fio dental e escova interdental 2x ao dia além da escovação. Meu dentista falou que o que ele me falasse seria uma coisa meio “Bela Gil”, tipo escovar o dente com cúrcuma hehehe

    A outra dúvida é em relação a manchinhas na parte de cima dos dentes inferiores. Parecem sujeirinhas, e não são cáries. Tipo uns pontinhos mais escuros, meio marrons. Tem como remover isso? Na escovação não saem e eu não quero futucar.

    Obrigada desde já e muito sucesso pra você em 2016!

    Silvia

    1. Uma coisa meio “Bela Gil” ahuahuahuahua 😀

      Silvia, o negócio é higienizar, mesmo… disciplina. Sua saliva provavelmente tem propriedades que facilitam o acúmulo de tártaro, mas o tártaro só se forma de houver placa bacteriana, e essa você remove diariamente. Existem alimentos chamados “detergentes”: maçã, mamão, cenoura, pepino, acelga, aipo, nozes, castanhas e até chiclete sem açúcar. Mas eles apenas ajudam, e é preciso escovar e usar o fio depois de comê-los, também. As manchinhas nos seus dentes inferiores provavelmente são apenas pigmentações, o que é bem comum, mas chame a atenção do seu dentista na próxima consulta pra ele avaliar. Essas pigmentações podem até ser removidas, mas só com restauração, como se fossem pequenas cáries, mesmo.

      Um ótimo ano novo pra você também!

      1. Oi Dra, muito obrigada por tudo.
        Queria só te perguntar mais uma coisinha…. Li na internet (onde tem os maiores conhecedores de tudo no mundo, né?) que o óleo de girassol é bom para bochechar de manhã, que ajuda no sangramento das gengivas, melhora a cicatrização etc. Isso tem fundamento?

        Obrigada
        Silvia

        1. Ah sim, o melhor lugar do mundo pra procurar informação confiável é a Internet. 😛

          O óleo de girassol parece ter alguma propriedade cicatrizante, mas é um extrato dele, não o usado na culinária. Mesmo assim não vejo qualquer benefício, um enxaguante bucal seria mais adequado. Quanto ao sangramento gengival, é um sintoma clássico de gengivite, o que se resolve simplesmente melhorando a higienização.

    1. Ainda assim pode ser uma fístula, Vinicius… às vezes nem dá pra ver o pus saindo. De qualquer forma, você precisa ir ao dentista pra avaliar e tratar de acordo.

      1. Olá boa noite,
        Talvez me possa ajudar. O meu filho tem 6 anos e arranjou 2 caries em dentes de cada lado da boca. Depois apareceram fistulas. Os dentes foram novamente limpos e fechados, já tomou antibiotico mais de 15 dias e continua tudo na mesma.
        A fistula enche e eu dreno, e passados uns dias volta aparecer. Já fui a dois dentistas e continua tudo na mesma, limpa os dentes, mete massa e continua tudo na mesma 🙁 estava a evitar arrancar já estes dentes porque ainda falta um tempo para cairem. O que me aconselha??
        Obrigada.

        1. Andreia, se há fístula é porque já deve haver comprometimento do canal desses dentes. Nesse caso, é preciso tratar o canal, se não a infecção permanece. E se realmente falta muito tempo pra eles caírem, o melhor é mantê-los pra garantir o espaço dos dentes permanentes que vão nascer.

          1. Dra, hoje fui a outra dentista, que tirou raio x e diz que um dos dentes já não tem raiz, que foi absorvida.
            Disse-me que podia limpar novamente o canal, mas não me dava garantias que a fistula não voltava. Deu-me a hipótese de retirar os dentes e por um aparelho para segurar os dentes de leite.
            Eu perguntei se podia ir drenando em casa, pois elas arrebentam fácil e mantendo a higiene bucal, se havia algum problema para a saúde do menino, e ela disse-me que não havia problema de saúde, que podia fazer isso. Qual é a sua opinião?

          2. Se ela sugeriu dessa forma, ok Andreia. Caso você opte pela extração, realmente será preciso usar um mantenedor de espaço (o aparelho pra “guardar” o espaço para quando os dentes permanentes nascerem).

  99. Olá doutora.
    Há um tempo, época de muito frio aqui entre Junho e Julho, era normal na friagem eu ter crises de sinusite (não sei se é isso mesmo), geralmente sentia a cabeça pesada e uma dor intrigante, como também sentia dores forte em dois dentes superiores, em decorrencia do frio. Na época eu tomei um remédio e a dor passou. Mas logo surgiu uma bolha no céu da boca. No início era dolorosa, mas poderia triscar. Ao passar dos dias não sentia mais dor. Talvez de tanto eu cutucar, ela estourava e saia pus. Mas logo ela estava cheia de novo e sempre estourando e saindo pus. Houve um tempo que ficou tudo bem e ela sumiu, mas agora ela voltou novamente. E o pior é que sem sinto mais as dores nos dentes e ela continua aparecendo. Todos os dias ela fica inchada e eu tenho a péssima mania de estourar.
    Bem, Doutora, será que o tratamento é muito doloroso? (Meio que tenho pavor de dentista XD) e irei usar aparelho já ano que vem. Poderia me dar umas dicas? Obrigada.

    1. Ysla, essa bolha não tem nada a ver com a suposta sinusite. Como explico no texto, deve se tratar de uma fístula, o que revela infecção ou na gengiva ou no canal de algum dente próximo (o mais provável). No segundo caso, estaria indicado o tratamento de canal. Não dói, pois é feito sob anestesia. Isso tem que ser resolvido antes de colocar aparelho.

  100. Boa tarde, tenho um dente que necessita fazer um canal, mas só poderei fazer daqui a um mês e nasceu essa bolhinha como na foto. Ela pode sumir sozinha eu utilizando os anti-inflamatórios q foram passados pela minha dentista? Obgd

  101. Ola, tenho uma bolinha no osso debaixo da bochecha e direto ela cresce e fica pequena, sera q e o mesmo problema? É tipo no osso debaixo da bochecha, e faz tempinho q tenho.

  102. Olá, Dra. Ana,
    Uns 3 meses atrás começou a aparecer uma bolinha meio transparente na parte interna da minha bochecha direita, bem ao lado do meu segundo molar. No começo achava que não fosse nada de mais, então a cutuquei e ela estourou, mas não saiu nenhum pus. Em torno de uma semana depois ela reapareceu exatamente no mesmo local e eu a estourei novamente. Apareceu uma terceira vez e a estourei novamente. Agora no início dessa semana nasceu uma bolha no mesmo local só que dessa vez na bochecha esquerda. Por aparecer tantas vezes pensei que o problema pudesse ser o aparelho de contenção que utilizo na parte superior da boca, mas agora não tenho certeza, porque hoje a bolha reapareceu no mesmo local na bochecha direita. Isso é alguma coisa grave?

  103. Dra. Apareceu uma bolinha na minha gengiva que latejava, fui no dentista e me disseram que era canal. Nesse periodo de tratamento fui na emergencia e a dentista tentou drenar, e disse que não tinha pus, somente sangue e que não era um abscesso… terminei o canal ha poucos dias, porem essa bolinha continua apesar de eu ter tomado dois tipos de antibitico… ela e na altura da raiz do dente. Sera que pode ser algo ligado somente a gengiva? Ja que o dente foi tratado?

    1. Pode, Roberta. Mas acredito que ainda seja do canal, já que os tecidos em volta da raiz do dente ainda estão se curando. Aguarde mais alguns dias, se continuar a haver secreção, procure sua dentista pra reavaliar.

  104. Boa noite, há 4 anos atrás eu tive um desmaio, cheguei até perder um dente e dois ficaram muito mole. Na época fui ao dentista, que me disse que eles poderiam escurecer ou ficar doloridos. Hoje sinto dor em um dos dentes afetados e tem uma bolinha com pus que vai e volta na raiz. Será que o meu dente irá escurecer, depois de tanto tempo?

    1. Pode ser, Rosemary. Mas mais importante do que a possibilidade desse dente escurecer, é que há uma infecção associada a ele, já que há uma fístula (a bolinha por onde sai pus). Se a origem da infecção for o canal desse dente (e faz sentido que seja, por causa da batida), é caso de tratamento de canal. Procure assim que possível um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  105. Olá dra. Acho que faz 1 semana + ou – que eu estava roendo unha e sem querer escorregou e pegou na gengiva -_- e apareceu uma bolinha branca, poderia ser por conta da batida mesmo? Obrigado.

  106. Doutora, estava com uma fistula no pe do dente e estourou sozinha, preciso de algum cuidado? Vinha tomando ibuprofeno antes dela aparecer, receitado pelo dentista, por causa da dor de dente.

    1. Paulo, se há uma fístula, é preciso identificar a origem, que provavelmente é o canal do dente que estava doendo. Procure seu dentista pra avaliar e tratar de acordo, pois há uma infecção.

  107. Dra. bom dia. Ha 1 mes atras fiz uma limpeza nos dentes, tirei tartaros, so que no dente da frente sinto uma pequena e leve sensibilidade, nao dói, e em cima do dente, bem la em cima ao lado da trava do labio superior, minha gengiva esta um pouco inchada e tem uma bolha bem pequena com pus, minha dentista ja me indicou antibioticos para o tratar mas ainda continua, ja ha mais de 1 mes. O que podera ser isso?? Obrigado.

    1. Fabiano, pela sua descrição é uma fístula, como explico no texto. Nesse caso, deve haver uma infecção associada ao canal de um dente ou à própria gengiva. Converse com a sua dentista.

  108. Olá, faz 15 anos mais ou menos tratei um dente com canal, porém tudo q como mais duro em cima desse dente incha minha gengiva, meu dente e meu rosto, o que pode ser???

    1. Adriana, parece ser um abscesso recorrente, o que indica que há uma infecção. Essa infecção pode ser no canal desse dente (ou do dente ao lado, por exemplo) ou na própria gengiva. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  109. Olá, fiz um canal ha 15 anos atrás, porém agora qualquer coisa q como mais dura onde força mais o dente fica inchada a gengiva, avermelhada, e meu rosto inchado tmb, nos dentes ao lado não tem o pq estar inflamado, e justamente no dente q fiz o canal quebrou de uma hora p outra, o q pode ser doutora??

  110. Olá, estou há uns 3 a 4 dias com duas bolinhas brancas abaixo de dois dentes na parte inferior da boca, foi depois que bati com força com a escova de dentes que comecei a sentir, e agora está incomodando como uma ardência quando mexo com a boca, ao redor das bolinhas está vermelho.
    O que seria? Obrigada.

  111. Gostaria de saber o que é um pontinho preto que fica na gengiva acima do siso ??? Não esta doendo, nem ta inchado, porem amanheci com ela e não sei o que é.

    1. Denis, não dá pra dizer só pela sua descrição. Observe mais alguns dias, veja se sai alguma secreção. Se não desaparecer, procure um dentista pra avaliar.

  112. Olá Dra,

    Tenho uma cárie no dente na parte superior da boca… num dos molares, senti dores algumas vezes mas não pude tratar do dente, ontem apareceu-me uma bolha à volta do dente, não me dói muito, mas estou preocupado, de momento não tenho forma de ir ao dentista. Quero saber se posso fazer algo para parar esta bolha, até ir ao dentista. Hoje a bolha aumentou e sinto uma certa dor por baixo do maxilar… junto ao pescoço… é normal?

    1. Pedro, pela sua descrição você tem um abscesso, ou seja, uma “bolsinha” de pus dentro da gengiva. A origem desse pus é uma infecção, e é provável que a infecção seja no canal do dente cariado. Compreendo que seja ruim o momento, mas não há o que fazer sem a ajuda de um dentista, é quase certo que seu dente precisará ser aberto pra canal. Mesmo que você não possa pagar por um tratamento de canal agora, o mínimo necessário é abrir o dente e fazer um curativo, isso deve resolver, por enquanto, a dor.

  113. Dra. Ana,

    Há 49 dias, fiz extração do siso inferior direito. O pós foi bastante difícil, pois tive trismo severo, parestesia e inflamação com edema. O dentista me receitou mais 7 dias de amoxicilina. Houve grande vazamento de pus. Depois disso, o edema foi regredindo e a dor passou. Porém, uma bolinha vermelha perto da garganta aparece e some há alguns dias. Essa bolinha fica bem próxima da região onde foi feita a sutura do siso, mas está bem afastada do segundo molar. O que pode ser?

      1. Dra. Ana,

        Aparentemente, a bolinha não expele nenhum líquido. Ela tem aparência de uma bolinha de gelatina de morango, que é vermelha transparente.

        Ainda tenho uma certa dificuldade para abrir completamente a boca. Sinto a dobra interna do maxilar (de onde o siso foi extraído e onde a tal bolinha aparece) meio enrijecida. Felizmente, não sinto dor e não percebo inchaço no local.

        Hoje, algumas horas depois de exercitar a abertura total da boca, a bolinha voltou a aparecer no mesmo lugar.

        Os dentes próximos ao local da cirurgia não têm cáries.

        Como a cirurgia foi muito invasiva e ainda não tenho dois meses de pós, tenho tentado me manter tranquilo, pois sei que a recuperação total pode ser um pouco lenta nesses casos.

        Dra. Ana, será que algum fragmento de broca ficou lá dentro? Ou algum pedaço de dente?

        1. Não acho que tenha ficado nenhum fragmento de boca, osso ou dente… até porque a “bolinha” é mole. Pode ser uma pequena coleção de pus ou a própria gengiva em cicatrização. Não havendo dor, acho que você não precisa se preocupar.

  114. Olá Dra. Preciso de uma orientação sua. Há um pouco mais de um mês surgiu uma bolhinha bem próxima ao final da gengiva. Ficou quase uma semana até que eu mesma estourasse com a própria escova. Informei a minha dentista periodontista e a mesma fez testes comparando com outros dentes. Um teste foi inserindo a ponta da agulha na gengiva e não senti nada onde tinha a bolha (dente canino). O outro foi batendo com algum instrumento e senti dor, exceto nos demais dentes. Fiz uma periapical total e a endodontista a qual fui encaminhada falou que radiograficamente há dúvidas que seja preciso fazer o canal. Mas clinicamente, apresenta os sintomas suficientes para efetuar o canal.

    Entretanto, Dra, fico insegura em ter que me submeter a esse tipo de tratamento, uma vez que na radiografia não apresentou nada, nem caries. Os dentes estão saudáveis. Não sinto dor.

    Pergunto: o que fazer diante disso? A única solução seria somente fazer o canal para prevenir problemas futuros?

    Desde já, agradeço!

    1. Rafaella, se o sinais clínicos indicam o tratamento de canal, tem que ser feito. A radiografia é apenas um auxílio diagnóstico, assim como outros exames. O diagnóstico mesmo quem dá é dentista, baseado em todas essas informações.

    1. Tullia, se a “bolha” apareceu 1 ano depois da extração, é porque a causa dela não é o dente extraído. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  115. Boa noite, doutora!
    Estou com uma grande dúvida. Eu uso aparelho ortodôntico já faz uns 9 meses, e iniciou um caso de gengivite na minha boca. No início era a gengiva bastante vermelha e um pouco inchada, usei o PerioGard, porém neste dado momento a situação se complicou. Meu dente se localiza na parte inferior e frontal e nesta respectiva parte apareceu uma bolinha amarela e dela vazou pus, mas ela não vazou tudo de uma vez só, ficou vazando de pouquinho em pouquinho. Fui a dentista e ela fez um jato de bicarbonato para eventual limpeza. Já fiz isso ha alguns dias, porém a parte interna ainda está meio amarela e se rompeu novamente a pele da gengiva e consequentemente continua saindo o pus…
    Doutora como devo proceder? Estou usando a pasta e o enxaguante bucal que a dentista indicou, mas não surtiu efeitos satisfatório. Estou com medo de ter que tratar canal… eu deveria tomar um anti-inflamatório? Ou até um antibiótico para combater essa bactéria?
    Agradeço sua atenção doutora!!
    Ana

    1. Ana, é preciso determinar a origem dessa fístula (a “bolinha” com pus). Só a partir daí será possível sugerir um tratamento, que pode incluir raspagem de tártaro e tratamento de canal, sim. Pode estar indicada alguma medicação, mas vai depender do motivo da infecção.

  116. Boa tarde. Doutora, não tenho condições de ir em um dentista no momento, e estou muito preocupada. Tenho um bolinha de pus na minha bochecha, na altura dos molares. Ela não dói, só sinto ela grande mesmo… E quando menos espero ela estoura, e novamente, depois de um ou dois dias, ela se cria de novo. Pode me ajudar? O que se trata, o que pode ser… Muito obrigada.

    1. Isabella, a sua descrição é de uma fístula, que é exatamente do que falo no texto. Sinal de que há uma infecção associada ou ao canal de um dente ou à própria gengiva. Compreendo que você não tenha condições, mas não há alternativa senão procurar um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  117. Olá Doutora Ana, tudo bem?

    Eu entendo que devo ir a um dentista para realizar uma consulta presencial e identificar os potenciais riscos, entretanto descreverei o problema aqui para, quem sabe, ter uma dica do que possa ser.

    Hoje nasceram duas bolhinhas, na parte de trás dos meus dentes da frente, de baixo. Elas nasceram na região de um mesmo dente, só que uma mais acima da outra. Elas eram transparentes e não possuíam pus, eu já estourei elas. Como não tem pus, não tem gosto, não tem cor e não doeu, não sei o que pode ser. Eu possuo gengivite (inflamação na gengiva?) leve e preciso fazer uma gengivoplastia para arrumar isso, será que estão relacionados? Ou pode ser algo mais grave?

    Obrigado pela atenção.

    1. Uly, pode haver relação, sim. Pode ser, também, algum tipo de cisto de retenção mucoso, ou um cálculo salivar (sialolito) está obstruindo os ductos de certas glândulas salivares e causando essas “bolinhas”. Enfim, procure um dentista pra avaliar.

  118. Doutora, meu problema é antigo: há alguns anos fui ao dentista fazer uma obturação, daí no ato senti que o aparelho tinha machucado meu dente “bem no fundo”, mas passou… Senti dores nos primeiros dias, tomei analgésico e a dor aliviou e então apareceu a tal “bolinha”… Voltei ao dentista e disse a ele sobre o caso, mas ele me disse que aquela “bolinha” que tinha nascido na minha gengiva era, na verdade, por conta dos meus sisos que estavam apertando a carga dentária. Foi então que ele extraiu meus quatro sisos, no intervalo de dois meses. Só que os anos passaram e eu continuo com essa bolinha que vem e vai e larga pus… De tando mexer no dente por causa da nevralgia, sinto ele mais solto. Penso que deveria ir ao dentista, mas tenho medo, devido ao que aconteceu da outra vez. O que fazer?

    1. Compreendo sua preocupação a respeito, Juliane… mas é preciso procurar um dentista. É necessário verificar qual a origem dessa “bolinha”, que pode ser uma infecção na sua gengiva ou n canal desse dente, por exemplo. Só diagnosticando adequadamente será possível tratar de acordo.

  119. Doutora, estou com uma bolinha embaixo do terceiro molar onde fiz um canal há quatro meses atrás. Essa bolinha é mole e sai pus quando aperto. Ai quando aperto e sai o pus ela fica dura e inchada depois volta ao normal.
    Fui no dentista e ele me passou azitromicina e nimesulida para tomar durante 1 semana. Ontem foi meu primeiro dia de tratatamento e hoje não tinha mais muito pus, só saiu sangue quando apertei.
    Ele me disse que esse abscesso não é do canal porque não há inflamação no osso, é da gengiva.
    Essa bolinha sara tomando antibiótico?
    Se não sarar posso extrair o dente?
    O que o dentista vai fazer pra tirar a bolinha?
    Obrigada!

    Esqueci de dizer que no gelado meu dente doi e depois para. Isso é normal?

    1. Jessica, se o canal do seu dente foi tratado, não faz sentido você sentir dor com gelado. Deve ser um dente ao lado, não ele… e sensibilidade ao gelado pode ser considerado normal, não é um problema, em si. Se o problema não é no canal, a medicação pode resolver, sim. Se for necessário algum outro procedimento (raspagem, por exemplo), seu dentista vai indicar. Não vejo razão alguma pra extração.

  120. Dra. em mim apareceu uma no céu da boca, próximo ao dente, mas na parte de dento no céu da boca, parece meio inchada assim, mas da de sentir que é tipo uma bolha, eu uso aparelho, será que não é por causa disso? Tem tratamento??

    1. Ricardo, se for um abscesso, como explico no texto, não deve ter a ver com o aparelho. Converse com o seu ortodontista, é reciso avaliar e identificar a causa disso, que geralmente é o canal de um dente ou a própria gengiva. Tem tratamento, sim.

  121. Doutora, nasceu uma bolinha na minha gengiva, ela é mole e sai pus quando aperto. Ela é levemente dolorida. Ela nasceu um pouco abaixo da raiz do dente, e este dente tem canal e a gengiva ao redor do dente dói.
    O que é?

  122. Doutora… fui ao dentista pela última vez em meados de 2003… Desde então nunca mais tive coragem e confesso q não cuido dos meus dentes escovando como deveria. Da pra imaginar a situação em q eles estão… e esse negócio de medo só quem tem, sabe como é por exemplo chorar de dor de dente q parece q vai te enlouquecer e não ter coragem de ir ao dentista… uma vez ouvi falar sobre o gás oxido nitroso… Já pensei q fosse a solução dos meus problemas, mas não consigo uma clínica q tenha esse abençoado… fora q dizem q pobre como eu sem chance d ter condições financeiras de ter esse “mimo”, eu além de vários “pra não dizer todos” os dentes pra arrumar, eles ainda são tortos na frente, dois em cima “como se fosse encavalados mas sem outro dente por baixo”, e os de baixo fora do lugar… eu choro de dor, de medo, de raiva por ter medo, de vergonha, de ódio por não ter cuidado deles, enfim… Sei q se um dia conseguir ir no dentista meu tratamento vai ser longo, me da calafrios só d pensar… esse gás oxido nitroso realmente funciona ou é só “um truque ” pro paciente aceitar o tratamento? Ele pode ser usado em todos os procedimentos mesmo em um tratamento longo? Outra coisa, não pode fazer tudo o q tem q ser feito em um dia ? Com anestesia na veia ou se lá, com sonífero, dardo tranquilizante para elefante… qualquer coisa q nao me deixe sentir kk, moro em Curitiba, e se conhecer alguma clínica q possa me ajudar te agradeço… Espero voltar a escrever aqui contando q consegui ir e q não doeu nada kk

    1. Eli, sim, o óxido nitroso funciona! Explico sobre ele aqui –> http://medodedentista.com.br/2010/09/analgesia-inalatoria-o-gas-do-dentista.html . Ele pode ser usado a cada sessão de um tratamento longo, sem problemas. É possível, sim, fazer um atendimento mais longo e com o paciente desacordado, com anestesia geral em ambiente hospitalar. Mas caso seja necessário fazer prótese, por exemplo, vai dar pra fazer no máximo a primeira fase (moldagem), porque tem todo o trabalho de laboratório envolvido. Mas a parte de extrações e tratamento de canal (caso seja necessário e não haja necessidade de deixar medicação dentro do dente, no caso do canal), dá pra fazer em 1 dia sim. Um procedimento longo e, infelizmente, caro, pela mobilização de profissionais, necessidade de internação e acompanhamento de médico anestesiologista. Por essas e outras é mais usada a sedação mesmo, endovenosa, por via oral ou com óxido nitroso.

      Em Curitiba tem a clínica Oral Sin (no Bigorrilho), sei que eles trabalham com sedação endovenosa. Entre em contato com a Dr. Vanessa Mussolini, ela é minha amiga e parceira do blog, ela vai orientar você –> [email protected]

      E volte pra contar! 🙂

    1. Você tem que procurar um dentista pra identificar a causa dessa “bolinha”, Luis. Caso seja o canal de um dente, por exemplo, é preciso tratar canal… não é algo que se resolve com um remédio.

  123. Olá Dra. Ana,
    Tenho um dente de siso, que ha algumas semanas atrás estava doendo muito. Depois que passou a dor, percebi um aumento da gengiva doloroso e um inchaço na minha bochecha (direita), aliás, quando eu tocava, doía.
    Depois de alguns dias, a dor da gengiva passou e o inchaço na bochecha também. Porém, percebi que no lugar na gengiva inchada, formou-se uma bolha de sangue (que não para de sangrar), com pus.
    O que faço? O que falo no dentista?
    Provavelmente, ele vai tirar a bolha e etc, e o dente de siso (isso ainda me preocupa, pois antes do inchaço, até dava pra ver o dente, mas agora não dá pra ver dente de siso nenhum, tem uma porção de gengiva em cima dele).
    DESDE JÁ, AGRADEÇO PELA SUA PRECIOSA ATENÇÃO.
    ESPERO PELA RESPOSTA, MEU MUITO OBRIGADO.

    1. João, procure um dentista pra avaliar. Não precisa falar nada específico pra ele, apenas conte a história como você contou pra mim. Ele vai ver o que está acontecendo e sugerir um tratamento. Me parece que você tem um abscesso associado a esse dente, e é quase certo que há indicação de extração dele.

  124. Boa tarde, doutora! Eu tinha um abscesso em um dente muito estragado, tive que extrair o dente. Dois dias depois o abscesso já havia sumido. Agora, duas semanas depois, sentia algo furando minha língua quando eu a encostava no buraco. Mexi com a língua e saiu uma pontinha minúscula, mas dentro do buraco quando eu encosto a unha eu sinto algo duro nele, ocupando quase todo o seu diâmetro. Estou com medo de um pedaço de raiz que sobrou, o que a senhora me diz? Pode ser um pedaço de raiz? Ou é só o meu osso da arcada dentária? A dentista me mostrou, todas as raízes que saíram, bem grandes, embora o dente mal existisse pra fora da gengiva. Preciso de uma opinião pois o lugar já está cicatrizando. Se fechar ela não vai mais poder ver. O que a senhora acha que pode ser?

    1. Jaqueline, acho que a “pontinha” era um pedacinho de osso solto (ok, acontece) e que o “algo duro” é o osso da sua mandíbula, mesmo. Creio que você não precisa se preocupar. Uma radiografia pode confirmar isso, mas se sua dentista mostrou as raízes do dente pra você, não há necessidade.

  125. Dra. Ana
    Estou com fístula e tomei diclofenaco potássico e passei MUITO MAL !
    Tive coceiras imediatamente pelo corpo começando nas palmas das mãos e sola dos pés, taquicardia, pressão no peito e na cabeça, sudorese (pressão baixa), vômitos, flatulência, diarréia, tonteira, pânico, enfim um HORROR!
    Estou com medo de tomar qq remedio agora!
    Senti que iria morrer.
    O que fazer?

    1. Sonia, sendo confirmado que a causa desses sintomas foi realmente o diclofenaco, é claro, você não pode mais tomar esse tipo de medicação. Mas a presença de fístula, em si, não exige que você tome anti-inflamatórios ou antibióticos… é preciso considerar caso a caso a necessidade de qualquer medicação ou procedimento. Procure um dentista pra avaliar.

  126. Oi Doutora,
    Meu molar da arcada inferior, que ainda é um dente de leite, e não tem permanente, começou a doer há algum tempo e acabou formando-se na gengiva abaixo dele um inchaço, que pelo que você falou parece ser um abscesso.
    Fui na dentista e após ela tirar o raio x e constatar a infecção no dente, passou levofloxacino e nimesulida por uma semana. Acontece que o abscesso não foi embora e após voltar na dentista ela falou que seria legal esperar mais um mes fazendo a limpeza diária e bochechando com perioxidin (fazer uma semana, parar dez dias e fazer de novo).
    Quando voltar lá, se o abscesso não tiver saído ela acha que o melhor é extrair o dente. Esse é o melhor procedimento mesmo? Posso extrair um dente mesmo com abscesso na gengiva do lado dele? Não seria melhor abrir o abscesso primeiro?
    Muito obrigado e desculpa pelo tamanho do texto.
    É que estou preocupado com a situação.

    1. Rogério, se o dente for de leite, melhor extrair, mesmo. Mas, de qualquer forma, se há um abscesso que pode ser drenado, ele deve ser drenado, mesmo antes de extrair o dente. Eu faria isso.

  127. Doutora, há uns três meses fiz canal no dente do siso, estava tudo normal, aí ele começou a doer, fui no dentista e ele me disse que a gengiva estava cobrindo parte do dente e então fez um pequena cirurgia e retirou a gengiva.
    Agora meu dente não dói mais, só que cresceu uma bolinha no “pé” deste dente. Ela doía um pouco, então, fui no dentista de novo e ele avaliou e disse que não tem problema, ele olhou meu canal pra ver se não estava infectado a raiz e disse que meu dente está normal.
    Ele me disse que essa bolinha é uma pequena infecção da gengiva mesmo, não tem nada no osso e ele disse que é só na pele da gengiva, e me recomendou passar água oxigenada nessa bolinha e tomar antibiótico.
    Fiz isso e ela parou de doer um pouco, mas ela não diminuiu.
    Está certo? É isso mesmo pois tenho medo de ser algo grave.
    E ela não está com pus.

  128. Todo este artigo é verdadeiro. Tomara ter lido mais cedo. Tinha uma bolhinha que vinha e sumia e voltava. Eu achei estranho pois ela só aparecia junto a um dente que já tinha desvitalizado. Não dei importância, pois não doía. Mas o dente que já havia desvitalizado começou a escurecer. Eu pesquisei na net, mas não dei importância… até que fui ao dentista e ela tirou uma raio x, viu que tinha cárie no dente DESVITALIZADO e tinha ainda um abscesso, e FUTURAMENTE se não fosse tratado iria INFECTAR os outros dentes do lado; deu-me duas opções: voltar a desvitalizar o dente (sem certezas de que iria resultar) ou simplesmente remover o dente. Custou-me muito decidir, pois tinha a dentição completa, mas passado um mês lá decidi, e hoje estou aqui, sem o dente (um molar), com dores, pois a anestesia está a passar.
    Quis deixar o meu testemunho, pois não quero que ninguém passe por isto. Se tiverem um dente desvitalizado e escurecer, se aparecer uma bolha na gengiva (igual a uma espinha), corram para o dentista! SALVEM OS VOSSOS DENTES!

  129. Olá doutora, faz alguns dias que minha gengiva estava muito dolorida e inchada, depois de 3 dias a dor e o inchaço sumiram, mas agora apareceu essa mesma bolinha da imagem. A única duvida que tenho é se pode ter sido causada pelo afastamento de 2 dentes (onde está a bolinha), pois é normal em varias etapas do tratamento com o aparelho afasta-los, pois eu não tenho tártaro ou cáries nesses dentes. Obg!

  130. Parabéns pelo site e pela disponibilidade!
    Há uns dois anos atrás, fiz um canal em um molar. Ficou tudo bem, mas depois de um mês comecei a sentir algumas dores como se estivesse inflamado. A dor passou, mas então, após mais um mês, começa a surgir uma bolinha com pus. Essa bolinha vai e volta, e isso já tem dois anos. Nesse interim, em consulta com outro dentista, ele tentou tratar simplesmente retirando a secreção (apertando bem forte) e passando antibiótico, mas não resolveu. O que devo fazer? Procurar o mesmo dentista de antes? Ele vai ter que refazer o canal? Sinceramente, tenho medo de que ele cobre os mesmos 500 reais de antes… Ou devo procurar um outro dentista em quem eu confie mais?

    1. Jordão, procure o dentista que você quiser, em quem mais confiar. O importante é procurar um dentista, pois essa “bolinha” é uma fístula por onde sai pus, o que revela uma infecção. Pode ser preciso retratar o canal, sim.

  131. Muito obrigado dra., já estava com muito medo, mas eu não entendo pq a bolhinha vai e volta sempre e já esta quase com um ano, ai meu dente fica dolorido e eu sinto q a raiz esta doendo, pois eu fico só apertando com a ponta do dedo.

    1. A “bolinha” volta porque a causa da infecção não foi removida, Rayane… e vai ser assim até que você procure um dentista pra tratar. A causa pode ser o canal de um dente, por exemplo, e nesse caso, seria preciso tratar esse canal, não é caso só pra remédio. Procure logo um dentista pra avaliar.

  132. Doutora, aconteceu me exatamente como está escrito, tenho uma bolha pequenina ao lado de um dente que tem uma carie e gostava de saber se é muito mau e se posso morrer com isso, tenho medo.

    1. Ana, se for uma fístula, como explico no texto, significa que você tem uma infecção (e, pela sua descrição, a origem parece ser o canal do dente cariado). Não que seja grave em si, mas é preciso tratar justamente pra não chegar a ficar grave. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  133. Olá, fiz a extração dos sisos já vai fazer 1 mês, ocorreu tudo ok e falta agora 1 siso inferior apenas. Contudo, no lugar que ficou o “buraco” do dente siso superior, perto do outro dente, está doendo. Olhei e percebi que a gengiva estava irritada, sangrava e incomoda. Sem falar que essa gengiva irritada e dolorida fica em volta, bem perto do dente que ficava próximo do siso. O que pode ser? Uma inflamação? Algo mais serio? Gengivite? Estou preocupado, tenho consulta nessa semana no dentista, mas gostaria de uma segunda opinião. Aguardarei uma resposta.

    Att.

    1. M, provavelmente uma combinação entre inflamação (porque a gengiva ainda está cicatrizando) e gengivite, pela dificuldade de higienização durante o pós-operatório. Seu dentista vai reavaliar, mas creio que não seja necessária nenhuma intervenção.

  134. Bom dia, doutora! Obrigada pela resposta. É uma bolha de sangue, eu a espremo e tenho certeza que não sai pus. Ela agora está relativamente menor e mais para o lado do dente, no extremo termina a gengiva e começa a bochecha. Já faz um tempo que eu quero extrair esse “resto de dente” então, optaria por extrair ao invés de fazer canal.

    1. Sai pus sim, Jaqueline… todo abscesso contém pus, só que nesse caso é uma mistura de pus e sangue, um líquido avermelhado. Pode acreditar. 😉 Ok, converse com o dentista sobre sua “preferência” em extrair. Mas tenha em mente que, se você extrair (havendo indicação ou não), vai precisar reabilitar o espaço com algum tipo de prótese.

  135. Doutora, bom dia! Então, há alguns anos eu venho tendo essa bolha que nasce e desaparece com o tempo e nasce de novo. Ela fica um pouco perto de um dente que é super estragado e foi caindo aos pedaços. Ainda sobrou um pedaço desse dente. A minha bolha não é de pus, é de sangue e eu sempre espremo e ela enche de novo. A questão é, o q eu falo para a recepcionista, que vou arrancar o dente? Se eu disser que vou arrancar sem avaliar, é possível que a bolha suma? Esse dente não tem como fazer canal, só tem um pedaço. O q a senhora me diz, eu extraio e espero a bolha sumir? Uma consulta é muito cara pra só conversar.

    1. Jaqueline, uma avaliação, embora em primeira instância seja uma conversa, é MUITO mais que isso. É o momento em que o dentista, baseado nas informações do exame clínico e da anamnese (as perguntas que ele faz sobre sua saúde de forma geral), diagnostica o problema do paciente e propõe uma solução (e pede exames mais específicos – de imagem, por exemplo, se achar necessário). A única informação inicial da qual a recepcionista precisa é que você quer fazer uma avaliação, aí ela vai marcar um horário. Entenda: nem ela nem você sabem se você precisa extrair esse dente e, antes de examinar você, nem o dentista. O fato desse dente ter “só um pedaço” não é indicativo de que não dá pra tratar canal… e nem de que ele precisa ser extraído. A sua “bolha” é de pus, sim… pus com sangue. Se a causa da infecção não for eliminada – e quem vai propor a forma de eliminar essa causa é o dentista – ela pode até sumir… mas vai voltar. Então não adianta ficar esperando a “bolha” sumir, isso é um abscesso, e ele vai voltar. Procure logo um dentista pra tratar, pois é perigoso manter um foco de infecção no seu organismo por dias… imagine por anos.

    1. Tarian, é preciso avaliar e identificar o que é essa “bolinha” pa propor algum tratamento (se é que é necessário tratar). Procure um dentista pra avaliar.

  136. Tou com um problema ,minha restauração caiu e fui ao dentista e ele colocou um curativo. Só que depois disso o meu dente ficou dolorido e mole, tipo dormente. Ai melhora e depois volta. Ai apareceu uma bolhinha amarela e agora tá inchado entre a gengiva e a bochecha. Tou tomando diclofenaco e pelo menos não está mais doendo. O que será esse inchaço ? Do lado de fora eu aperto e é duro.

    1. Edilma, me parece ser um abscesso, sinal de que há uma infecção ou na gengiva, ou no canal desse dente. Procure seu dentista pra reavaliar e tratar de acordo.

  137. Olá Dra. Eu estou com uma bolinha na gengiva no lado superior da boca, esta bolinha está inflamada e doi bastante e é no lugar que estava meu dente que caiu aos pocos pq estava estragado, mais ficou a raiz do dente ainda, aí saiu essa bola vermelha que dói bastante há 3 dias. O que devo fazer em relação a isso e se tem alguma medicação p amenizar as dores ou desinchar? Obg!!!!

    1. Rodrigo, essa raiz é um foco de infecção no seu organismo… ela precisa ser extraída. Você, me parece, tem um abscesso. Você precisa procurar um dentista pra avaliar e tratar de acordo, nenhum remédio vai resolver se a causa da infecção não for removida.

  138. Bom dia doutora, o meu dente levou chumbo qd era pequena, com 20 anos agora tenho um buraco no dente e é grande, e tenho uma bolha lá dentro, deve ser pus, não tenho forma de ir a consulta no dentista, ha alguma coisa que possa fazer a essa bolha? Dói ao comer. Posso rebentar de alguma forma? Obrg.

      1. Olá doutora, ha poucos dias atrás, nasceu uma bolha branca abaixo do meu penúltimo dente inferior esquerdo, e dói muito, e ela está um pouco em cima da lateral desse dente, e parece que junto a dor dessa bolha, uma parte do meu pescoço próxima ao inferior do meu queixo, também dói, então gostaria de saber o que é isso, se preciso de algum tratamento, se é grave…

        Outro detalhe, eu uso aparelho, não sei se tem algo a ver, mas para qualquer resposta…

        1. Samuel, pode ser uma abscesso com fístula, como explico no texto. Se for, sinal de que há uma infecção no canal de algum dente e/ou na própria gengiva. Não que seja grave em si, mas infecções precisam ser tratadas pra que não tenham consequências graves. Procure um dentista pra avaliar.

  139. Oi Dra. apareceu em minha boca, nas laterais por dentro, uma linha e umas bolinhas molinhas, nao doi e nao me atrapalha em nada. O k sera??? A linha vem la de tras do canto ate a entrada da boca, com algumas bolinhas molinhas.

    1. Adriana, me parece que pode ser algo chamado “linha alba”, e a causa é o hábito de pressionar as bochechas contra os dentes (ou fazer movimento de sucção de forma recorrente). Procure um dentista pra avaliar.

  140. Oi, boa noite! Em fevereiro desse ano tive uma forte dor de dente que não passava de jeito nenhum, so passou após 4 dias de dor e com Tylex. Depois de 1 mês sem dor alguma nasceu uma bolinha na gengiva que achava qe era um abscesso, tomei vários antibióticos e não sumiu, não sinto dor alguma, procurei um profissional e ela me disse que isso é um rompimento do tecido e que vai demorar de sumir… Existe isso, Doutora?

    1. Kelly, pela sua descrição é um abscesso, sim. É quase certo que o dente que dói / doía tem indicação de tratamento de canal. Não sei a que tipo de “rompimento de tecido” sua dentista se refere.

  141. Olá doutora, boa noite, há uns 10 anos fiz um canal no dente (segundo molar (vi na NET) rss), durante anos não senti dor alguma, mas a obturação foi se desfazendo com o tempo e sentia umas fisgadas, mas nada demais. Mes passado comi uma carne e depois disso o dente começou a doer e uns 2 dias depois nasceu essa bolinha, hora bem dolorida e hora inofensiva, mas incomoda. Quando acordo ela não dói nada e parece bem amolecida, e durante o dia ela enrijece e fica dolorida. O que faço, doutora? Será que terei que fazer outro canal? Para diminuir essa bolha preciso ir ao clinico geral ou posso ir direto ao dentista? Desde já agradeço.

  142. Apareceu uma bolinha dessas na minha gengiva, na parte de dentro, perto do canino inferior esquerdo, tá doendo um pouquinho e quando eu mexe ela sangra, o que pode ser e o que fazer????

  143. Olá, minha filha tem 5 anos, apareceu uma bolinha branca na gengiva bem embaixo onde tem um dentinho mole, isso seria caso pra ir ao dentista, ela disse que não doi.

    1. Renata, sugiro que você a leve ao dentista / odontopediatra, sim. Pode ser que não seja nada, mas pode ser que seja uma fístula, como explico no texto. É bom avaliar.

  144. Olá!
    Estou com uma bolha de sangue na boca, estou usando uma pomada e solta pus, então a bolha seca, mas durante o dia ela volta de novo, ela não dói, mas já está me incomodando.
    O que poderá ser?

  145. Boa tarde Dra,

    Estou com uma “bolinha” (na gengiva, um pouco maior que um carroço de feijão) há mais de 5 semanas. Uma cor bem estranha, meio que “um amarelo puxado pra azul”. Não sinto dor, mas estou muito preocupado.

    Contexto: Estava (estou) tratando um dente ( 2º premolar) para uma prótese fixa ( coroa), tal dente já estava bem danificado, praticamente toda a coroa desgastada. Mas mesmo assim o dentista disse que tinha como fazer. Então topei, durante a preparação, após a etapa que ele fez o molde para o pino, iniciou as complicações.

    O dentista me disse que como o dente estava muito desgastado, durante o preparo, uma parte lateral do “resto da coroa do dente” (que segundo ele já estava muito fina) acabou meio que “quebrando”, possibilitando o contato gengiva – parte interna do dente.

    Nesse contexto, ele tirou um Raio X, disse que o canal estava bom, sendo a inflamação proveniente da gengiva. Na primeira semana ele passou 7 dias de amoxilina, não houve nenhuma melhora. E quase semanalmente ele muda o curativo, nos últimos 15 dias pediu para eu usar uma pomada paradotax. Nestas 5 semanas, só tive uma pequena redução, mas depois aumentou novamente, percebi que quando mexe (quando ele troca o curativo) piora, quase que instantaneamente.

    Estou muito preocupado, confesso que passei a desconfiar do dentista. Todo esse procedimento foi feito particular, mas o dentista atende para um cooperativa que faço parte. Pensei até em ir em outro dentista, mas se for nos da cooperativa, ele vai ficar sabendo, e talvez fique chateado.

    Sei que é difícil uma analise a distância, apenas com esse texto. Mas gostaria de saber se é normal esse demora. Se você acha que devo procurar outro dentista. Será que é necessário fazer esse procedimento do vídeo? Recomenda algum outro procedimento (posso conversar com ele sua sugestão).

    Desde já muito grato,

    J. M.

    1. J, enquanto essa “bolinha” estiver drenando secreção, não dá pra colocar o pino e a coroa. Me parece, pela sua descrição, que pode haver um problema conjunto de canal e de gengiva. Não acho que seja o caso de drenar, porque seu organismo está fazendo isso sozinho. No momento acho que é só questão de ter paciência, às vezes demora, mesmo, pra se controlar a infecção. As trocas de curativo podem ser várias.

  146. Doutora bom dia, eu retirei dois sisos, superior e inferior do mesmo lado, no mesmo dia, já tem 04 meses, e só agora eu percebi que no local do siso superior que eu tirei nasceu um caroço duro na gengiva, não dói, mas estou preocupada, e em cima da gengiva do outro lado da boca, nem mexi nela, e nasceu agora uma pequena bolinha, parece uma bolha, está doendo quando cai algo em cima, e está saindo algo dela, que está um gosto horrível em minha boca, está igual o gosto de quando arranquei os sisos.

    1. Amanda, o “caroço” provavelmente é um processo inflamatório, que costuma ir desaparecendo aos poucos. Já a “bolha” do outro lado me parece ser uma fístula, como explico no texto, já que você diz que sai uma secreção dela. Nesse caso, seria bom procurar seu dentista pra avaliar e ver o que está acontecendo.

  147. Parabens pelo site!!!

    Dra., hoje apareceu uma bolinha de sangue pendurada no canal do meu dente do Siso, é uma bolinha bem pequena e ela esta pendurada como um saquinho, uma cordinha fininha segura a bolinha, que acho que consigo arrancar a bolinha de sangue, nao doi, nao sangra, sei que e de sangue porque tem alguns vazos, parece um pedacinho de gengiva pendurado, o que pode ser?

  148. Boa tarde, Dra. Ana
    Apareceu uma bolinha por cima da minha gengiva… mas não da pra ver… so da pra sentir passando o dedo, não doía e nem incomodava, mas desde ontem ela começou a inchar e doer, agora o lado do meu rosto está inchado visivelmente, e minha cabeça doi muito, não consigo falar com a minha dentista e não sei o que fazer…

    1. Michelly, pode ser uma abscesso, o que revela uma infecção. Se sua dentsta não está disponível, procure outro em caráter de urgência. Depois você conversa com ela.

  149. Bom dia!
    Meus dois sisos do lado direito estão terminando de nascer e estão me incomodando muito, sinto que eles empurram os outros dentes, inclusive um dos dentes da frente dói muito. E para piorar tem uma bolha muito estranha no céu da minha boca, atrapalha comer, cuspir e fica latejando. O que pode ser essa bolha? Alguma inflamação causada pelo nascimento do siso?
    Vou ao dentista na próxima semana, mais a dor é insuportável… Me ajuda!!!

    1. Larrubia, não dá pra dizer o que essa bolha sem examinar você… pode ser um abscesso, o resultado de um trauma local… depende. Pode ou não ter a ver com o siso que está nascendo. Se der pra você antecipar a consulta com o dentista, melhor.

  150. Olá dra.
    Fiz um canal no dente (primeiro molar) ha uns cinco anos, depois ainda com um tempo de já ter feito o canal o mesmo continuou a doer um pouco, tipo uma sensibilidade, então foi passando o tempo e isso foi se agravando em termos das dores, depois de uns três anos o dente se partiu ao meio e então continuei assim mesmo, mas depois de muito tempo fortes dores no dente e não consigo comer mais em cima, doi muito, passei mais uns 2 anos assim e agora fui ao dentista com muita dor e a mesma fez um curativo provisório, e agora apareceu uma bolha, o que eu faço agora? E o dente ainda tem jeito ou é melhor arrancar ? Obrigado!!!

    1. Fabrício, não se preocupe com o que fazer… esse é um aspecto técnico, sua dentista é que tem que saber o que fazer. Você precisa confiar nela e fazer o tratamento, seja qual for, pra resolver isso logo. Vai devolver a sua saúde e acabar com a sua dor.

  151. Dra. Um dente meu caiu ha algum tempo e eu tenho muito medo de dentista, certa vez estava com um abscesso no rosto devido a esse dente, fui ao dentista e tomei um antibiótico, porém não conclui o tratamento por puro medo. O que ocorre agora é que apareceu uma bola bem na gengiva na parte onde o dente caiu, e estou muito preocupado, inclusive amanhã irei ao dentista, pode ser câncer?

    1. Awf, as características que você descreve são de um problema infeccioso / inflamatório… nada a ver com câncer. Mas é preciso tratar. Imagino que a coroa do seu dente deve ter caído e a raiz continua na gengiva, porque se o dente caiu com raiz e tudo – e não era de leite – deve haver um problema periodontal severo. Enfim: compreendo seu medo, mas você precisa da ajuda de um dentista.

  152. Vi apenas hoje a presença de uma bolha de aspecto provavel de origem inflamatoria na superficie superior do meu dente pre molar, acima de um dente que foi submetido a um tratamento de canal, o que fazer?

  153. Olá, dra!!!!! Estou usando aparelho há 6 meses e recentemente a minha gengiva inchou embaixo da banda. Minha orto pediu que eu usasse o Periogard durante uma semana e fizesse corretamente a higienização. Mas como estava incomodando bastante, resolvi fazer aquela limpeza na dentista até mesmo para ela diagnosticar o que poderia ser. Assim que ela viu, perguntou se eu tinha comido pipoca… e tinha mesmo, quase uma semana antes. Ela limpou os dentes e na região do inchaço ela tirou o pus e disse que estava bem inflamado… como ainda está inchado, estou preocupada. Será que não conseguimos tirar tudo o que tinha na gengiva? Devo voltar ao consultório ou esperar completar o tratamento inicial que a minha orto tinha me indicado? Fazer a limpeza e usar o Periogard? Vai completar uma semana na próxima quarta feira. Muito obrigada.

  154. Dra. Há um ano que uma bolinha apareceu por cima do meu dente no céu da boca. Essa bolinha aparece e some sempre. Fui ao dentista e disse q deveria fazer um canal. Meu tempo não ajuda. É grave? Pelo fato de ter esperado um ano??

    1. Bruno, nunca é uma boa ideia manter uma infecção no organismo por 1 ano. Então, assim que der – e que dê logo 🙂 -, faça o tratamento de canal e resolva isso.

  155. Oie, boa noite ou bom dia !!!!!
    Doutora, levo uma bolinha até hj em minha gengiva, dos dois lados da gengiva…
    Antes era uma dor horrível, não podia ficar de frente do sol que essa bolinha crescia, e minha boca ficava inchada… chorava e tudo, fui ao dentista contei ao dentista o q estava acontecendo, ele tinha me dito que era só arrancar que isso iria acabar, fui arranquei aí tudo bem, passar do tempo o dente cresceu e a bolinha depois apareceu mais, só que ela não incha e não dói, mas levo ela na gengiva até hj.
    Obs: ele arrancou meu dente sem anestesia, me deixou com uma trauma enorme. Hj tenho 25 anos.
    Nada resolvido, a bolinha continua no msm lugar .
    Aguardo sua resposta por email.

    Ah, minha bolinha ela não cresce, ela fica dura por uns minutos e depois volta ao ficar molinha novamente.

    Tenho medo.

    1. Eduardo, me parece qe você tem um abscesso, que é uma “bolsinha” de pus dentro da gengiva. Não entendi se o dente que você extraiu era de leite, porque você fala depois que “o dente cresceu”… enfim: se a “bolinha” está aí, é preciso identificar a causa da infecção e removê-la. Converse com o seu dentista.

  156. Dra. Estou com uma bolinha na gengiva na parte superior (de cima) da boca na frente dos dentes e ela está doendo desde ontem, não sei o que é. O que poderia ser? Acho que não é afta. Desda já, muito obrigada. Amanda
    Obs: Uso aparelho ortodôntico fixo.

    1. Amanda, se não for afta, pode ser a saída de uma fístula, que é um local por onde seu organismo libera pus. Se há pus, deve haver uma infecção. Mas estou apenas supondo… procure um dentista pra avaliar clinicamente.

  157. Olá, ha pouco tempo o meu dentista concluiu um canal em meu dente, mas logo em seguida começou a doer, ele me receitou um antibiótico e anti-inflamatório, tomei, hoje em dia ele não doi, mas sinto ele sensível ao toque, tipo não é exatamente uma dor mas sente-se algo estranho nele, voltei ao dentista e ele mandou tirar um raio x, após isso ele falou que está ok e que é normal o dente ficar sensível. Então doutora, estou já com 1 mês e alguns dias que terminei o tratamento mas sinto essa sensibilidade ao toque nele, então é normal? Será que vou ficar sentindo isso a vida toda? As vezes incomoda e as vezes não.

    1. Thiago, me parece uma sensibilidade comum após o tratamento de canal. Ela deve diminuir com o passar dos dias, com a resolução do processo inflamatório.

      1. Realmente já está passando, mas antes disso eu voltei no dentista e ele colocou uma nova restauração onde a mordedura se encaixou melhor, depois disso tem começado a melhorar, ainda não melhorou 100%, mas mesmo assim eu já vou colocar o bloco sobre o dente pois anda me incomodando a parte cortada do dente. Eu cheguei a ir a 3 dentistas e todos olharam o raios x e disseram que estava ok o canal, bom negócio é confiar em Deus que td vai dar certo. Obrigado pela atenção.

  158. Dra.
    Obrigada pelo texto.
    Estou com uma bolinha na gengiva há quase uma semana, fui à dentista e ela apenas refez o curativo. Não falou nada do inchaço.
    Estou grávida de 34 semanas, não posso fazer tratamento de canal agora. Espero desinchar ou procuro outro profissional?
    Obrigada!!

    1. Mari, em princípio a conduta é essa mesmo, trocar o curativo, considerando que o parto já está próximo. Assim que o beber nascer, você faz o tratamento de canal e resolve isso. O inchaço deve regredir com a troca do curativo.

  159. Doutora, acabei de ir ao dentista, ontem estava com uma pequena bola na gengiva inferior do lado de um dente que só tinha pedaço. Acordei hoje para ir na escola e logo vi que minha bochecha estava toda inchada, acumulou um monte de pus da noite pro dia! Corri na internet pra ver o que é, li seu texto e assim que meu pai acordou disse tudo isso pra ele. O dentista que eu fui só arrancou meu dente e disse que daqui três dias desincha. Mas como ele é um profissional nessa área não quis questionar dizendo se ele não ia tirar o pus, aliás ele sabe o que está fazendo, mas estou um pouco nervosa porque li os outros comentários e tinha gente que disse que tirou. E também ele não receitou nenhum remédio, só perguntou se eu estava tomando remédio pra dor e que era pra continuar tomando. Vamos ver se melhora, obrigada doutora pelo texto.

    1. Vanessa, no seu caso me parece que não havia necessidade de tirar o pus mesmo, até porque ele já estava saindo sozinho. Se a causa da infecção era o dente e ele já foi extraído, acho que você não precisa se preocupar.

  160. Dra. Estou fazendo o tratamento de canal, ja tomei antibiótico por 10 dias e continua mto dolorido, tenho a bolhinha q a senhora falou e ontem notei que saiu uma ingua abaixo do meu queixo. Isso é normal durante o tratamento?

  161. Dra. Ana, bom dia. Apareceu uma bolinha na gengiva, e atraves de uma radiografia foi constatada uma fratura no dente (acho que eh abaixo da linha ossea). A fratura causa infeccao? Por causa disso eh necessario extrair o dente? Existe outra solucao?
    Obrigado!
    Renato.

    1. Renato, a fratura pode causar infecção, sim. Se a fratura foi abaixo da linha ossea, há chances de ser caso de extração sim, infelizmente. Dependendo do caso, ainda é possível fazer uma pequena cirurgia chamada “aumento de coroa clínica” e, depois, restaurar o dente adequadamente, evitando a extração. Mas cada caso é uma caso, é preciso avaliar. Converse com o seu dentista.

      1. Isso eh sinal q tem um tal de abscesso no dente?
        Ah e parabéns Ana, pelo blog. Nunca vi na minha vida alguém tão dedicada a um blog, sério… vi aqui que você responde a cada um, e isso é algo bem raro.

        1. Obrigada. 🙂 Tá cada vez mais complicado, muitas perguntas, mas vâmo que vâmo!

          Sim, se há uma fístula ativa, ou seja, por onde sai pus, é sinal de que há um abscesso, portanto, uma infecção. É preciso tratar.

  162. Boa noite Dra.
    Os meus dentes do siso começaram a nascer e eu reparei que para alem de ter muitas dores fortes, começou a nascer uma bolha na bochecha, o que faço, tenho dores horriveis?

    1. Bruno, procure um dentista pra avaliar! Pode ser um abscesso, uma pericoronarite… de uma forma ou de outra, sinal de infecção. É preciso identificar o que é e tratar de acordo.

  163. Eu tinha uma fistula na gengiva. Fiz um canal e logo depois a bendita apareceu, pensei que fosse comum, mas quando voltei ao dentista ele me informou que o canal deveria ser retratado, eu fui retratar o canal em 2 sessões, logo na primeira sessão a fistula sumiu depois de uma semana da sessão, mas ontem a dentista terminou e fechou o dente, mas hoje senti um incomodo no local e esta fistula tá aqui de novo, será que é normal porque foi tratado ontem ou será que deve ter algo de errado?

  164. Ola doutora, eu fiz um canal ha alguns anos na parte inferior, dai uns dois anos atras uma massinha branca caiu e ficou um buraquinho, nunca sentir dor, mas algumas semanas atras apareceu uma bolha bem estranha na parte de dentro, meu dente doeu muito e ele se rachou na parte de tras e eu tenho medo de ir no dentista.

    1. Compreendo seu medo, Mylaine… mas você vai ter que ir ao dentista. Essa “bolha” deve ser uma fístula, sinal de que há infecção. Então, assim que der, procure um dentista. Tenha em mente que é para o seu bem.

  165. Olá, Doutora!
    Bem, a minha pergunta é a seguinte… fui ao dentista hoje e ela me disse que tem algo na gengiva acima do canino, olhei qdo cheguei em casa e vi que tem um pontinho vermelho e ja extrai dois dentes do lado, qdo ela apertou senti que esta sensivel, porem qdo mastigo coisa dura eu sinto como se a raiz doesse, a senhora acha que pode ser uma fistula ou ele ficou sensivel devido não ter outros dentes para ajudar na sustentação da mastigação e assim ele inflama?

    1. Ana, e seu dentista disse o que seria esse “algo”? Porque pela descrição pode ser tanto uma fístula como uma área mais sensível pelo impacto do bolo alimentar durante a mastigação, como você mesma sugere.

    2. Dra, fiz um canal ha menos de 1 mes, e surgiu um abscesso. Na verdade durante as sessões de canal notei que a gengiva em volta ao dente inchava, mas o dentista disse ser normal. Porem continua inchando dando a forma de uma bola de pus, mas nunca doeu. Liguei para o dentista e me recomendou bochechos com agua morna e sal, porem resolvia no dia, mas depois voltava. Qual o tratamento a ser feito para retirar esse abscesso? Sera que ele vai abrir meu dente de novo, retirar todo material do canal para examiná-lo, ou so com antibióticos resolve? Tenho pavor de ir ao dentista só de pensar na hipotese de ter que sentir dor novamente.
      No aguardo. Obrigada.

  166. Dra, passei pelo procedimento que você descreveu, fiz a raspagem (curetagem). No entanto, semanas após o procedimento, o caroço na gengiva voltou. E desapareceu. E voltou de novo. Além disso, uma pequena bolha transparente na parede da boca também apareceu. Vai e volta. O dente (que já tinha canal antigo antes de tudo isso) nunca deixou de ficar dolorido. É possível tudo isso mesmo após a raspagem (que por sinal foi uma cirurgia bem difícil)? Terei que refazer o procedimento ou perderei o dente?

    1. Bel, você fez uma drenagem de abscesso ou uma raspagem periodontal? Seu dentista disse qual é a origem da infecção (se você tem um problema de gengiva ou de canal?)?

      1. Oi, dra, fiz a raspagem. Ele não disse a origem da infecção. Mas a infecção circunda a raíz do dente que já tem canal. Fiz o procedimento em abril no Brasil, mas estou morando em outro país, e a infecção voltou semanas após o procedimento. Então meu dentista do Brasil acredita que possa haver uma fratura da raiz e eu terei que extrair o dente. Porém, o dentista que consultei aqui onde moro recomenda refazer o canal (o que meu dentista do Brasil diz não solucionar uma infecção como essa). To bem confusa, e o incomodo permanece com outra bolha que não desaparece na gengiva na parte interna desta vez… Com isso que lhe descrevi, acha possível me dar uma luz? Extrair o dente, refazer o canal… o que faço?

        1. Bel, retratar o canal é uma tentativa… não há como afirmar que vai resolver. Se o problema for uma fratura, é caso pra extração. Me parece que sua infecção é uma combinação entre problema endodôntico e periodontal. Eu acho que o ideal, agora, seria fazer uma tomografia pra confirmar se há mesmo uma fratura.

  167. Ola doutora
    Estou com o problema descrito no texto e gostaria de saber se nao removido ela some sozinha, e esse video que mostra a retiragem do pus, o procedimento é feito com anestesia no local? Pois ja doi muito e nao consigo imaginar alguem mexendo, pois esta doendo demais.

    1. Erick, o pus pode até ser reabsorvido pelo organismo, o que significa que nem sempre é necessário drenar como aparece no vídeo. Mas isso não quer dizer que a infecção é eliminada, é preciso tratar e remover a causa dela (um problema de canal, por exemplo). No caso de drenagem, geralmente a anestesia não ajuda em nada, porque a região está tão infeccionada que o líquido anestésico não “funciona”. Mas acredite, não é um procedimento dolorido, pelo contrário, ele costuma aliviar a dor.

  168. Olá doutora.
    Tenho uma bebezinha de seis meses.
    Já nasceram dois dentes e na frente de um deles nasceu uma bolinha de carne q acabou tampando o dentinhos e estou notando q o dente dela não está desenvolvendo.
    Levei ela em uma dentista e a mesma disse q é uma cistite dentária e que sairá sozinho.
    Mas estou preocupada.
    O q eu faço?

    1. Janiane, a cistite é uma infecção urinária, então eu creio que a dentista deva ter usado outro termo, talvez “cisto”. Imagino que o que esteja acontecendo é que OU a gengiva está mais fibrosa, o que está dificultando que o dente irrompa, OU deve ser um cisto de irrupção, que é um hematoma da mucosa alveolar (a gengiva fica roxinha) pelo acúmulo de fluidos no espaço do dente que irá nascer (folículo). Geralmente o dente nasce e a gengiva volta ao normal, como a dentista disse.

  169. Dra., estou com uma bolinha encostada no meu dente, ela está por dentro, dá pra sentir prox. a língua, algumas vezes já senti gosto de sangue, mas daí essa bolinha não saiu ainda, o que pode ser? Ela incomoda bastante, tenho que escovar os dentes com o max. de cuidado possível pra não ficar dolorida.

    1. Jessica, pode ser uma fístula, como explico no texto. Mas pode ser outro tipo de lesão, também. É preciso procurar um dentista pra avaliar e tratar de acordo, não dá pra sugerir nada que ajude você sem saber do que se trata a tal “bolinha”.

  170. Oi boa noite, Dra. Ana estou com uns probleminhas, tenho dente estragado, fui ao dentista e ele me falou que era um polipo pulpar, que não iria tirar sem antes passar os medicamentos, mas ele tava muito mole, qd chegou a noite q fui escovar os dentes percebi q não estava mais lá, ele pode cair só, pq estou muito preocupada e só vou a dentista semana que vem, posso continuar tomando os remédios até lá?

    1. Grasi, deve ter quebrado um pedaço do dente, mas a raiz dele ainda está lá, com certeza. Continue tomando a medicação como prescrita pelo seu dentista e procure limpar bem o local.

  171. Olá Dra. Apareceu uma bolinha na minha gengiva logo acima de um dente cariado. Fui ao dentista e ela me disse que seria preciso fazer um canal. Eu fiz. Já se passou 2 meses que eu fiz o canal e a bolinha diminuiu, porém não saiu. Nunca saiu nenhuma secreção dessa bolinha, apenas incomoda se eu encostar nela. O que deve ser Dra?

    1. Jeferson, a saída de uma fístula, como explico no texto. Você nunca viu nada saindo dela, mas pode ter certeza que alguma secreção saiu, se não ela nem existiria. Hoje não deve sair mais, mas ficou essa pequena cicatriz na gengiva.

  172. Olá Dra. É o seguinte, eu tinha uma bolha grande em cima de dois dentes, fui na dentista e ela falou que era o caso de canal, e fez. Porém depois continou a bolha, menor e os dois começaram a ficar numa cor bem escura, eles já tinham a cor diferente dos outros antes, mas agora vão ficando mais escuros a cada dia. Você poderia me explicar o que sucede?

    1. Marcos, dentes desvitalizados (necrosados ou que já passaram por tratamento de canal) algumas vezes apresentam alteração de cor, mesmo. Quanto às bolhas, sinal de que a infecção ainda persiste. Se o tratamento de canal é recente, isso deve se resolver. Se o tratamento já é mais antigo, pode ser que a infecção não tenha sido contida. De uma forma ou de outra, sugiro que você procure sua dentista pra reavaliar.

  173. Bom dia, eu uso aparelho ha 11 meses e minha gengiva fica bastante inchada, eu acho que isso é normal, sempre procuro escovar bem os dentes e sigo todas as orientações da minha dentista, porém de um dia para o outro saiu uma bolha no meu céu da boca do lado direito, está me incomodando muito e está bem inchado, será que é devido ao aparelho ou pode ser outra coisa?
    Desde já agradeço!

    1. Ester, gengiva inchada nunca é normal, com ou sem aparelho. O inchaço que você descreve pode ser por causa do acúmulo de placa / gengivite ou pode ser um abscesso, por exemplo. Relate isso para o seu dentista pra ele avaliar e ver o que está acontecendo.

  174. Olá dra. Ana. Tenho 17 anos e uso aparelho ortodôntico. Há uns dois dias sentia minha gengiva incomodando no dente em que fica o anel. Hoje apareceu essa tal bolinha. O dente não está cariado, o problema pode ter sido originado por causa do anel?

  175. Dra. Ana,
    Bom dia!

    Quando temos uma dor em um ponto localizado da gengiva (somente quando há pressão sobre o local) e também na hora de morder um alimento (mas sem abscesso aparente, nem alteração de cor) o que poderia ser?
    Aparentemente há uma “retração gengival” nesse local.
    Poderia estar relacionado?
    Já marquei um Dentista, mas gostaria de saber a sua opinião.
    Obrigado!
    Yacov

    1. Yacov, dor à palpação pode ser sinal de necrose pulpar, por exemplo. Sendo isso, seria preciso tratamento de canal. Mas essa é só uma hipótese, é preciso considerar uma série de sinais e sintomas pra se chegar a um diagnóstico, além de fazer exames específicos.

    1. Lia, em princípio não. Mas se está saindo secreção da “bolinha” é sinal de infecção, pode haver indicação de retratamento de canal. Procure seu dentista pra reavaliar.

    1. Luana, pode ser uma fístula, como explico no texto. Se for, é sinal de infecção, que pode ser na gengiva ou no canal de algum dente próximo. Procure um dentista pra avaliar.

  176. Oi Dra. Ana, fiz um canal já ha algum tempinho, estava na escola e o canal caiu, fiquei sem reação, como era semana de provas esperei passar pra eu ir ao dentista, mas na sexta-feira (hoje 26/06) apareceu uma bolhinha, depois ela estourou sozinha e saiu sangue. Pode me explicar o que é isso? Estou com medo!

    1. Matheus, imagino que o que caiu tenha sido uma restauração, porque canais não caem. 🙂 A “bolinha” que você descreve tem as características de uma fístula, como explico no texto, o que revela uma infecção, provavelmente no canal desse dente. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  177. Ola Dra. Ana, extrai o dente na parte de cima, o dente foi o que fica antes do dente queiro, já faz um mês e alguns dias, percebi que do lado de fora nasceu um caroço que aumentou um pouco, que não doí, e quando escovo os dentes na parte que extrai sai um pouco de sangue, o que pode ser?

    1. Alex, essa sensação de “caroço” não é incomum no pós-operatório de uma extração dentária. Agora, quando você diz que “sai um pouco de sangue”, pode ser que haja algo mais sério, como uma abscesso. Enfim… pode não ser nada, mas pode ser uma infecção. Se isso persistir nos próximos dias, sugiro que você procure seu dentista pra reavaliar e tirar a dúvida.

  178. Olá Dra! Fiz uma restauração há 1 ano e meio. A cárie por ser profunda estava próxima ao canal, mas não chegou a atingir o canal. Ontem minha dentista constatou que havia uma fístula justamente bem abaixo desse dente e me disse que a fístula já é sinal de necrose e que portanto teria tratar o canal.
    Por favor, gostaria de saber a sua opinião, se a fistula já é sinal de que o canal necrosou visto que quando bebo algo bem gelado sinto leve sensibilidade.
    Sendo assim, se eu ainda sinto leve sensibilidade como pode ter necrosado? Isso nao seria sinal de que o canal ainda estaria vivo?
    E a necrose pode ocorrer mesmo que a cárie ainda nao tenha atingido o canal?
    A fistula é realmente sinal de necrose? Ressalto que nao possuo problema periodontal e nem tártaros.

    Fico muito grata se a Dra. pudesse sanar minhas duvidas.

    1. Ah, esqueci de relatar que a dentista me explicou que a restauração feita há 1 ano e meio, apesar de na época a carie nao ter atingido o canal, mas por estar muito próxima, as bactérias podem ter contaminado o canal mesmo assim, causando a necrose… isso procede, Dra.?? Imaginei q só poderia haver contaminação só se tivesse atingido o canal.

      Obrigada.

    2. Carol, sim, fístula com origem endodôntica é sinal de necrose da polpa, o nervo do dente. A sensibilidade que você sente ceramente tem outra origem, o dente ao lado ou o próprio periodonto, por exemplo. E se há necrose, é obrigatório tratar o canal. A cárie não precisa chegar até o canal pra provocar a necrose da polpa, a pulpite / inflamação que ela causa pode levar a isso mesmo com a cárie meio “longe” do canal. Aliás, até dentes sem qualquer cárie podem ter necrose pulpar e indicação de tratamento de canal.

      1. Oi Dra, só mais um questionamento, minha dentista concluiu de imediato que houve necrose sem tirar raio X. É assim mesmo? No raio X não teria como visualizar a polpa necrosada? E se nao é demais perguntar, em que situação pode ocorrer necrose pulpar sem cárie? Fratura no dente?

        Desde já, agradeço pela sua disposição em me ajudar, me esclareceu muito as minhas dúvidas.

        1. O diagnóstico de necrose pulpar é essencialmente clínico, através de alguns testes que o dentista faz. A necrose até pode ser verificada na radiografia, mas se ela for recente, provavelmente não vai se enxergar nada de anormal. Sim, um dente pode necrosar por causa de uma fratura, por causa de uma batida… e até sem motivo nenhum aparente, simplesmente ele “resolve” necrosar. 😉

          1. Oi Dra. Ana! Então, como a dra me confirmou que a fístula endodôntica já caracterizaria sinal de necrose da polpa, dessa forma poderia dispensar os testes clínicos para seu diagnóstico, certo?

            Obrigada

          2. Não, Carol. O diagnóstico necessita desses testes porque, sem eles, não se sabe a origem da fístula… não dá pra saber se ela é endodôntica apenas olhando pra ela, a origem pode ser periodontal, por exemplo.

          3. Oi Dra. Ana! Puxa, agora fiquei preocupada, vou conversar com minha dentista então, pois ela simplesmente “bateu o olho” e diagnosticou necrose pela fístula endodôntica sem ter realizado teste nenhum, apenas com base da cárie ter sido profunda…

            Super obrigada novamente!

          4. Pera lá, Carol… se há um dente com cárie profunda e bem ao lado dele há uma fístula, há grande chance de que a origem da fístula seja esse dente… até porque você descreve que sente um incômodo nele. Só de olhar, realmente, não dá pra ter certeza… mas as chances são grandes. A fístula endodôntica é CERTEZA de necrose e necessidade de tratamento de canal. O que não dá pra afirmar, pelo seu relato, é se a fístula é ou não é endodôntica. Quanto à sua dentista não ter feito nenhum teste, eu duvido, ela certamente fez e talvez você nem tenha percebido, é o básico pra um diagnóstico. E, também, mesmo que não houvesse fístula poderia haver indicação de tratamento de canal. Portanto, procure confiar na sua dentista.

          5. É, na verdade a cárie profunda ocorreu há 1 ano e meio atrás, e portanto foi feita sua obturação naquela época, que nao teve suspeita nenhuma de necessidade de fazer canal naquela época. Só semana passada depois de 1 ano e meio que ela diagnosticou necrose pelo surgimento dessa fistula abaixo desse dente.

            Ah, e eu nao sinto absolutamente incômodo nenhum nesse dente, nem tinha reparado nessa fistula, foi a dentista que viu a fistula, senao nem teria reparado hehe. Foi ai q estranhei, pois nunca senti dor nesse dente.

            Obrigada.

          6. A necrose deve ser recente, naquela época certamente não havia necessidade – ainda – de tratamento e canal. Algumas vezes dentes com indicação de tratamento de canal não apresentam dor, mesmo.

  179. Olá, Ana.
    Surgiu uma fístula na minha gengiva, acima do dente, logo após eu fazer uma obturação. Resolvi, depois de um tempo, ir à dentista para ver o que poderia ser e ela disse que era necessário um canal. Fiz um canal, mas não foi fechado porque mesmo assim ainda não saía. Ela utilizou laser, todo tipo de coisa que poderia fazer, mas a danada não sai, apenas diminuiu de tamanho, como se fosse uma cicatriz.
    Acabou que nesse processo de canal meu dente ficou frágil e, enquanto eu comia, esse dente fraturou fazendo com que fosse preciso uma extração.
    Já extraí, estou tomando amoxicilina e mesmo assim ainda não desapareceu. Estou com um pouco de medo já.
    O que poderia ser.

    1. Sai alguma coisa da fístula, Olivia? Porque se não sai nenhuma secreção, essa “bolinha” que você vê pode ser realmente apenas uma cicatriz na gengiva, não é incomum em caso de fístulas. Considerando que o dente já foi até extraído, meu palpite é que seja isso.

  180. Ola doutora, meu filho de 1 ano e 5 meses caiu e quebrou o dentinho de leite, eu o levei a dentista, ela retirou apenas um pedaço e disse para eu o levar pra casa e dar amoxilina para que desinflamasse, mas como ficou outro pedaço apareceu uma bolinha na gengiva que cobriu o outro dente e esta muito dolorido, e toda vez que ele come se pegar em cima sangra e ele chora, o que pode ser, é perigoso, ha risco de o dente permanente nao nascer?

    1. Larissa, e após seu filho tomar a amoxicilina, o que a dentista recomendou? Imagino que ela deve ter marcado uma nova consulta ou, se não marcou, sugeriu que você a procurasse novamente. É preciso verificar se esse “pedaço” que ficou pode permanecer e, se pode, se não há necessidade de alguma intervenção, como o tratamento de canal. E se não pode, ele precisa ser removido. É importante resolver isso pois, se não, o dente permanente pode ser afetado, sim. Converse com a dentista.

    1. Maria Tania, procure um dentista pra avaliar. Essa “bolinha” pode ser uma fístula, como explico no texto, mas pode ser outras coisas também… pra propor algum tratamento – se necessário for – é preciso identificar o que é essa bolinha antes de qualquer coisa.

  181. Boa tarde dra. Eu arranquei o dente molar esquerdo, aquele q é o antecessor do siso, DOI um pouco e minha gengiva esta inchada, não dá para mastigar direito e minha bochecha está grande, o q fazer? Tem algum remédio para desinchar a gengiva?

    1. Leonardo, se a extração é recente, é esperado esse inchaço, é um sintoma pós-operatório comum. Apenas siga as orientações pós-operatórias do seu dentista e, se já tiverem passados 72 horas da cirurgia, você pode fazer compressas mornas no rosto, isso ajuda a resolver o processo inflamatório e diminuir o inchaço. De qualquer forma, se você achar que está inchado além do “normal”, procure seu dentista pra reavaliar.

  182. Ola dra. boa noite, apareceu uma bolinha pequena na minha gengiva do lado direito, só que em cima desse dente eu já curso minha cárie faz ums 6 meses, só que tenho gengivite, eu escovo com paradontax com flúor, o que posso fazer, ela aparece e some, as vezes eu mesma estouro mas ela volta, o que faço?

    1. Karen, pode ser uma fístula e, se for, revela uma infecção. Sugiro que você procure um dentista assim que possível pra avaliar e tratar de acordo.

  183. Dra. Entendi… se tiver que vazar vai vazar, mas tem a possibilidade de não vazar? Já é quarta e ainda nada… to com muito medo, escuto tantas histórias que a infecção vai para a corrente sanguínea… coração… pulmão…

    1. Sim, pode ser que não “vaze” e o seu organismo reabsorva esse pus. Mas isso não tem nada a ver com a infecção ir pra corrente sanguínea, são situações completamente diferentes e não vejo razão pra isso, no seu caso.

  184. Olá, obrigada por responder minha dúvida Dra., mas agora tenho outra…
    Fui no dentista domingo e o dentista tirou o curativo do meu dente que tinha quebrado para poder vazar o pus que ta bem na raiz… ta uma bola, não dói, mas até agora não vazou pelo dente, tem alguma bochecho que eu posso fazer?

  185. Boa tarde!
    Dra. Ana, então, eu gostaria de sua opinião, se realmente eu posso tomar Cefalexina para fazer a extração dos 6 dentes, e se esse antibiótico pode ser feito para prevenir a endocardite, é que estou acostumada a tomar ele. Estou muito preocupada com o sangramento na gengiva, pois tenho gengivite e esta muito inchada, preciso fazer a raspagem, subgengival e supragengival, não teria que fazer algo antes para desinchar essa gengiva? Não pode fazer a raspagem para depois extrair os dentes, é que ela disse que quando extrai não pode fazer a raspagem na mesma semana. Se puder me responder eu agradeço… tá complicado.

    1. Berenice, se a dentista prescreveu Azitromicina, você deve tomar Azitromicina. Se algo contraindicasse o uso de Azitromicina, isso teria sido detectado no exame clínico e na anamnese, e então outro tipo de antibiótico teria sido prescrito. Mas se você conversar com a sua dentista e ela disser pra você que você deve tomar Cefalexina em vez de Azitromicina, ok, você pode tomar Cefalexina. Mas tenha em mente que “estar acostumada” a um antibiótico é uma boa razão pra não tomá-lo, porque as bactérias no seu organismo devem estar tão “acostumadas” quando você. Se pode fazer a raspagem antes? Pode, eu acho até uma ótima ideia, mas não sou eu que decido isso, é sua dentista. Converse com ela.

  186. Oi dra., a minha gengiva atras do dente siso está inchada e parece que está ferida, e dói bastante, o q pode ser? Lembrado q o dente siso não esta cariado.

  187. Bom dia… Dra. Meu dente foi aberto devido a muitas dores, o dentista abriu e fez um curatIvo, não pude tratar canal por ser muito caro e na época eu estava com 8 meses de gravidez e não poderia tratar este dente nem em rede pública… já troquei este curativo 3 vezes, só que agora quebrou o curativo, meu dente esta aberto, a gengiva tem uma bola grande e de quando começou a ficar assim uma dentista que procurei me receitou amoxilina + clavulanato… tomei, desinchou…. parei de tomar inchou… tomei de novo desinchou… eu disse a ela que não quero tratar o canal, quero tirar este dente, e ela disse por isso que tenho que tomar, para poder remover… é o molar inferior esquerdo… esta inchado mas não dói, posso tirar assim mesmo?

    1. Elisângela, antes de extrair o dente é preciso tratar a infecção, pra evitar que você tenha problemas mais sérios. O fato de não estar doendo não significa ausência de infecção e nem que não vá doer na hora da extração, porque dentes infeccionados podem não responder bem à anestesia. Portanto, procure fazer como a sua dentista orientou.

  188. Boa Noite DRA.,
    Hoje fui ao meu dentista e ele disse que tinha um abscesso, ele retirou, sangrou bastante, mas ficou uma bolha de sangue, o que a senhora aconselharia?

    1. Weskley, o abscesso foi drenado, o que é ótimo… mas qual a origem dele? Seu dentista disse? Porque agora é hora de remover a origem da infecção, o que pode exigir um tratamento de canal, uma raspagem, etc.. A “bolha” que você relata talvez seja só um resíduo, que vai desaparecer. Mas reitero a necessidade de tratar o motivo da infecção.

  189. Olá doutora, fiz um canal no dente e depois de alguns anos o dente voltou a ter problemas… então fiz um retratamento no canal a fim de recuperá-lo. No entanto não deu certo e apareceu uma bolhinha localizada entre as raízes do dente, na gengiva. Então faz uns 30 dias que isso aconteceu e marquei uma extração com implante pra daqui um mês. O que a doutora recomenda… extrair o dente logo e esperar 6 meses para implantar ou esperar mais um mês para extrair e implantar ao mesmo tempo. OBS: não estou usando nenhum antibiótico.

    1. Tiago, geralmente só se sabe se o implante imediato (na mesma sessão da extração) será possível já em meio à cirurgia. Se há uma infecção e seu dentista indicou a extração, se der pra fazer o implante na mesma sessão, melhor. Vale a recomendação do seu dentista.

  190. Bom dia Dra. Estou com um inchaço na gengiva ha mais de 20 dias, nos últimos dias tomei amoxilina, parece que desinchou um pouco mas continua inchado, fui a 5 dentistas, 2 falaram que era devido aos tártaros e que havia inflado e saiu tipo uma lesão na gengiva, 3 não souberam falar o que era, continua inchado, mas não está doendo, fica na parte interna da gengiva do lado da língua, lado direito, e abrange mais ou menos 4 dentes, formando uma espécie de lombo na gengiva, a Sra. saberia me responder?

    1. Luis, se desinchou, deve ser algo de origem inflamatória / infecciosa. Pode ser uma hiperplasia, um abscesso ou outro tipo de lesão. Foi feito algum exame de imagem (radiografia, tomografia)? Sai alguma secreção da gengiva?

      1. Doutora, meu nome é Jadson, eu tenho 13 anos e na minha boca, la no fundo atrás do último dente, na carne, criou-se um buraco e uma bola preta com vermelho, saiu de dentro e está na minha boca atrapalhando, não dói mas interrompe quando como, o que é, é perigoso?

        1. Jadson, pode ser alguma coisa gengival mesmo, uma inflamação, por exemplo. Mas é difícil dizer exatamente o que é só pela sua descrição. Peça que um responsável acompanhe você ao dentista pra avaliar.

  191. BOA NOITE, DRA
    DOMINGO DO NADA MEU DENTE COMEÇOU A DOER, ACHEI QUE ERA PEDAÇO DE ALGUMA COISA QUE TINHA NO MEIO DO DENTE DO SISO, O DA FRENTE, SEGUNDA CONTINUOU O INCOMODO E AGORA POUCO FUI VER DO LADO DESTES DOIS DENTES NA GENGIVA TINHA UMA BOLINHA COM A PONTA AMARELA, O QUE SERA ISSO, TENHO MEDO DE DENTISTA.

    1. Elisangela, essa “bolinha”, pela sua descrição, parece ser uma fístula, como explico no texto. Se for isso, há uma infecção. Compreendo seu medo, mas você precisa procurar um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  192. Boa Tarde!
    Dra. Ana, gostaria de mais uma opinião sua, é que eu fui no dentista para fazer a avaliação sobre os dentes, vou precisar extrair 6, não sei se a Doutora lembra de mim, é que eu tenho gengivite e periodontite, a dentista mandou eu tomar Azitromicina 500mg por 3 dias, mas eu estou acostumada a tomar cefalexina, esse antibiótico cefalexina não serve para evitar a endocardite na hora do procedimento? Se tenho 6 dentes para extrair, e tenho q fazer a raspagem, como que o antibiótico vai estar protegendo? Vou ter q fazer 5 sessões ou mais… tenho medo de pegar essa bactéria pq tenho arritmia, como já disse no outro post. A dentista disse q se ela extrair o dente na semana, não poderia fazer a raspagem, e também tenho aquela fístula na gengiva q preciso extrair o dente do canal, se eu fosse sua paciente, o que vc faria nesse caso? Por favor me ajude… Obrigada!

    1. Berenice, quem determina o antibiótico adequado é o dentista… pode ser cefalexina, pode ser outro. Me parece que ela pretende fazer profilaxia antibiótica apenas nas extrações, ok se ela julga adequado dessa forma. Entenda, você não vai “pegar” uma bactéria, todo o material utilizado em qualquer procedimento odontológico é esterilizado, e a endocardite não é algo trivial, é uma complicação, é uma exceção, e o fato de você ter arritmia não aumenta significativamente a chance de você ter uma endocardite. O que aumenta a chance de uma endocardite é não tratar logo as infecções que você tem, algo que você já vem adiando há algum tempo pelo seu medo da endocardite. Coragem, confie na sua dentista!

  193. Minha filha está com um dente de leite mole e apareceu uma bolsa roxa na gengiva em cima do dente mole. O que devo fazer? O que significa essa bolsa? Precisa estourar ?

  194. Dra. Estou gravida e estou com um caroço que não para de crescer embaixo do meu dente com carie. O q eu faço? :'( Minha bochecha está até inchada já 🙁 não doi, só quando encosta… mas incomoda, será que preciso fazer drenagem?

  195. Oi, eu cai de bicicleta há um ano atras, um dente meu caiu inteiro, o dentista colocou de novo no lugar, mas agora ta criando umas bolinhas na gengiva do dente que caiu, o que é?

    1. Eduardo, essas “bolinhas” podem ser fístulas, como explico no texto. O canal foi tratado na época? Se não, pode ser necessário agora. Procure seu dentista pra reavaliar.

  196. Ola Dra. Ana Tokus. Venho através desta para tirar uma dúvida…

    Estou com uma dor nos dentes na região superior, além de dores de cabeça somente neste lado, que estao incomodando até mesmo meu olho esquerdo.

    No quinto dia de incomodo percebi uma bolha no céu da boca, bem próximo ao dente… tenho tomado antibióticos, mas não resolve a inflamação.

    Quanto ao dente estar quebrado, quase não aparece a ponta, e já faz muito tempo que esta assim. Devido meu medo de consultório dentário… Dentista !

    O que devo fazer ???

    1. Daniel, você TEM que procurar um dentista. Me parece que você tem um abscesso, uma coleção de pus dentro da gengiva, o que revela uma infecção. É preciso que um dentista avalie você, identifique a causa disso e trate de acordo. Compreendo o seu medo, mas não é algo que se resolva apenas com remédio, o dentista precisa intervir.

  197. Boa tarde doutora, ha uns 25 anos quebrei um dente da frente e fiz canal pra restaurar, no entanto depois de todos esses anos, no meio do ano passado, apareceu um caroço na parte de cima deste dente e doia, fui ao dentista e ele resolveu fazer uma pequena cirurgia porque disse que se refizesse o canal ia enfraquecer o dente, no entanto de uns meses pra ca vem aparecendo uma bolha de pus no corte onde ele fez a cirurgia, pediu pra aplicar uma pomada que gruda e nao resolveu, entao ele resolveu cauterizar, mas assim que cicatrizou apareceu a bolha de pus no mesmo lugar, ele receitou passar nebacetin e disse que era normal, nao resolveu tambem. Na ultima terça (5 março) ele fez uma raspagem no local, disse que nao sabe a origem disso, hoje dia 10 de maio, quando ta quase totalmente cicatrizado, parece que a bolha esta voltando, o que poderia ser isso, ja que ele disse que a cirurgia esta ok (ja tirei 3 radiografias e ele disse que esta normal, que o problema era no corte da cirurgia)?

    1. Evandro, a sua descrição me parece ser de um abscesso, e a “bolha” seria uma fístula, como explico no texto. Dessa forma, haveria uma infecção, e não só um ferimento local… por isso o uso de pomadas sobre o local, como se faz com aftas, por exemplo, não resolve. Mas essa é só minha impressão, não dá pra afirmar nada sem um exame mais criterioso.

  198. Doutora, extrai o dente 45 há 15 dias, passada a primeira semana estava com muita dor no local e voltei ao dentista, ele me receitou nimesulida e amoxilina, como resultado a área parou de doer, mas a minha gengiva inchou e parece estar com pus, o que seria isso? O que faço pra resolver?

    1. Ewerton, parece ser um abscesso. Como não há dor e você está medicado, aguarde mais um dias… o inchaço deve desaparecer, assim como o pus. Se isso não acontecer ou piorar, procure novamente seu dentista pra reavaliar.

  199. Nasceu um caroço na parte inferior da boca, lado esquerdo. Não sinto dor nenhuma e não incomoda. Queria saber se você sabe me dizer o que será isso ? O que devo fazer ?

    1. Washington, não dá pra dizer apenas com base no seu relato. Pode ser um abscesso, um tórus (embora nesse caso haveria dos 2 lados) ou outro tipo de lesão. Procure um dentista pra avaliar clinicamente.

  200. Dra., boa noite!
    Bastante esclarecedor seu site, gosto muito. Apareceu essa bolhinha na minha gengiva, apertei e saiu pus. Eu uso aparelho, será que eu tenho de tirá-lo para fazer o tratamento? Eu procuro direto meu dentista que trata do meu aparelho? Será que ele também resolve essa parte?

    1. Fernando, não há necessidade de remover o aparelho pra fazer um eventual tratamento de canal. Você pode conversar com o seu ortodontista sim, embora geralmente seja o dentista clínico ou um endodontista que faz o tratamento de canal. Se seu orto não fizer, ele vai indicar um colega que o faça.

  201. Doutora, boa tarde.
    Após sentir fortes dores e ficar com a lateral esquerda da boca bastante inchada, fui ao dentista e ele disse que seria preciso um canal (o dente quebrou, não doia e eu deixei ele um bom tempo assim). Antes de iniciar o tratamento em si, ele receitou antibióticos para poder diminuir a inflamação e o inchaço. Passado o inchaço, ele apenas abriu o dente, limpou, colocou o remédio e fechou (isso semana passada). Ontem voltei para iniciar de fato o tratamento, ele mexeu no dente (ainda saiu muita secreção quando ele atingiu a raiz), colocou mais remédio, tirou bastante da área afetada e fechou o dente. Hoje acordei com um pouco de inchaço na raiz do dente. Isso é normal? Ele não receitou nenhum remédio (ja havia tomado antibióticos e anti-inflamatórios logo nos primeiros dias).

    1. Dada a situação, pode ser considerado normal sim, Ernane. Pode haver inchaço e o dente ficar um pouco dolorido durante o tratamento de canal.

  202. Boa tarde Dra. Ana.
    Tenho 2 canais que foram feitos há 3 anos atras, nos dentes superiores 15 e 16, só que ha pouco tempo agora, saiu uma bolha na minha gengiva acima do dente 16, procurei um Endodontista e o mesmo disse que teria que fazer um retratamento de canal, o procedimento foi feito, inclusive durante o tratamento, que foi feita em 2 seções, ele estourou a bolha, só que a mesma voltava. A bolha não sai pus, só sangue! Liguei para o Endodontista que me atendeu, e o mesmo disse que vamos ter que fazer outro procedimento! Não estou muito confiante nele! Paguei 1.200 reais para fazer esse retratamento de canal, preciso ter uma opinião de mais outro Dentista. A Dra., pode me ajudar? Estou preocupado com essa bolha. Aguardo.

    1. Hensley, o que sai pela fístula é uma mistura de sangue e pus, na verdade. Isso quer dizer que ainda há uma infecção, então realmente não há como o endodontista terminar o seu tratamento de canal, afinal a infecção não está controlada ainda. Ele está trabalhando pra isso.

      1. Bom dia Dra. Ana, como ja havia te informado anteriormente, voltei no endodontista, e o mesmo me disse que na parte do meu tratamento de canal, ele ja fez tudo que teria que fazer! Que acha que a infecção estaria pelo lado de fora da fístula, e que para resolver esse problema seria melhor um implante!!!
        O que eu faço? Não queria extrair meu dente. Talvez com uma raspagem e medicamentos, não resolveria esse problema?

        Aguardo sua resposta,

        Abraços.

        1. Hensley, seu dentista é especialista em tratamento de canal (endodontia)? Se não, acho que vale a pena a avaliação de um especialista, que ele mesmo pode indicar. Se for, você até pode procurar outra opinião, mas minha tendência é achar que é caso pra extração, mesmo. Medicação é sempre um auxílio, via de regra não resolve a infecção por si só.