Bolinha na Gengiva: O Que É?

Abscesso / fístulaSe tem uma pergunta que eu ouço sempre é essa: “Doutora, tem uma bolinha na minha gengiva! Ela aparece, fica um tempo e depois some. O que é isso?” Pra saber com certeza, só indo no dentista. Mas eu imagino o que possa ser…

Essa bolinha ou bolha nada mais é do que um jeito que o seu organismo arrumou para expulsar o pus proveniente de uma infecção, seja do seu dente, seja da sua gengiva. Não tendo por onde sair, o pus cria um “caminho” por dentro do osso chamado fístula, e a saída da fístula na gengiva é a tal bolha recorrente.

Fístula em dente com necessidade de tratamento de canal

Como essa infecção começou, depende. Talvez através de uma cárie que tenha atingido o canal do dente, talvez pelo acúmulo de tártaro que levou a um problema gengival. O fato é: se a causa da infecção não for removida, essa bolinha pode aparecer e sumir várias vezes, por muito tempo, sem nenhum outro sintoma. Ou você pode morrer de dor, ter febre e o seu rosto inchar, obrigando até o dentista a fazer uma drenagem do abscesso (fazer um corte para ajudar a liberar o pus). Veja como isso é feito no vídeo abaixo:

Se o problema tiver origem no canal do dente, o tratamento consiste em tratar o canal. Assim, as bactérias que causaram a infecção são removidas e a tal bolinha vai desaparecer de uma vez. Já se a infecção for proveniente da gengiva, será preciso eliminar as bactérias através de uma raspagem, limpando a região em volta dos dentes do tártaro que houver. Em ambos os casos, sendo necessário uso de antibióticos, eles serão prescritos pelo seu dentista. Nunca se auto-medique, pois há uma grande chance de você tomar o remédio errado e agravar o problema.

“Ah… mas eu não sinto dor e essa bolinha não incomoda! Não dá pra deixar assim mesmo?” Não. Toda infecção no seu organismo deve ser tratada, sob pena de perder o seu dente ou de acontecer coisa pior. Nunca subestime uma infecção, mesmo que você ache que “é só um dente”. Porque tem gente que já morreu disso

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

No Plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista Veja todos os posts de Ana Tokus
Postado em: Endodontia, Periodontia | Marcadores: , , , , , , , ,

542

  1. Ola!
    Bem, eu to com essa bolha acima do dente, e meu dente ta mole e doi toda hora, principalmente de madrugada, que doi ate dmz.

    • Procure um dentista o mais rápido possível pra resolver isso, Marcelo!

  2. Eu tinha uma fistula na gengiva. Fiz um canal e logo depois a bendita apareceu, pensei que fosse comum, mas quando voltei ao dentista ele me informou que o canal deveria ser retratado, eu fui retratar o canal em 2 sessões, logo na primeira sessão a fistula sumiu depois de uma semana da sessão, mas ontem a dentista terminou e fechou o dente, mas hoje senti um incomodo no local e esta fistula tá aqui de novo, será que é normal porque foi tratado ontem ou será que deve ter algo de errado?

    • Ellen, parece que há uma infecção resistente… não é normal, não. Procure novamente sua dentista.

  3. Ola doutora, eu fiz um canal ha alguns anos na parte inferior, dai uns dois anos atras uma massinha branca caiu e ficou um buraquinho, nunca sentir dor, mas algumas semanas atras apareceu uma bolha bem estranha na parte de dentro, meu dente doeu muito e ele se rachou na parte de tras e eu tenho medo de ir no dentista.

    • Compreendo seu medo, Mylaine… mas você vai ter que ir ao dentista. Essa “bolha” deve ser uma fístula, sinal de que há infecção. Então, assim que der, procure um dentista. Tenha em mente que é para o seu bem.

  4. Olá, Doutora!
    Bem, a minha pergunta é a seguinte… fui ao dentista hoje e ela me disse que tem algo na gengiva acima do canino, olhei qdo cheguei em casa e vi que tem um pontinho vermelho e ja extrai dois dentes do lado, qdo ela apertou senti que esta sensivel, porem qdo mastigo coisa dura eu sinto como se a raiz doesse, a senhora acha que pode ser uma fistula ou ele ficou sensivel devido não ter outros dentes para ajudar na sustentação da mastigação e assim ele inflama?

    • Ana, e seu dentista disse o que seria esse “algo”? Porque pela descrição pode ser tanto uma fístula como uma área mais sensível pelo impacto do bolo alimentar durante a mastigação, como você mesma sugere.

    • Dra, fiz um canal ha menos de 1 mes, e surgiu um abscesso. Na verdade durante as sessões de canal notei que a gengiva em volta ao dente inchava, mas o dentista disse ser normal. Porem continua inchando dando a forma de uma bola de pus, mas nunca doeu. Liguei para o dentista e me recomendou bochechos com agua morna e sal, porem resolvia no dia, mas depois voltava. Qual o tratamento a ser feito para retirar esse abscesso? Sera que ele vai abrir meu dente de novo, retirar todo material do canal para examiná-lo, ou so com antibióticos resolve? Tenho pavor de ir ao dentista só de pensar na hipotese de ter que sentir dor novamente.
      No aguardo. Obrigada.

      • Edirléia, o tratamento pode envolver antibiótico e, também, o retratamento de canal. Sugiro que você procure seu dentista pra reavaliar.

  5. Dra, passei pelo procedimento que você descreveu, fiz a raspagem (curetagem). No entanto, semanas após o procedimento, o caroço na gengiva voltou. E desapareceu. E voltou de novo. Além disso, uma pequena bolha transparente na parede da boca também apareceu. Vai e volta. O dente (que já tinha canal antigo antes de tudo isso) nunca deixou de ficar dolorido. É possível tudo isso mesmo após a raspagem (que por sinal foi uma cirurgia bem difícil)? Terei que refazer o procedimento ou perderei o dente?

    • Bel, você fez uma drenagem de abscesso ou uma raspagem periodontal? Seu dentista disse qual é a origem da infecção (se você tem um problema de gengiva ou de canal?)?

  6. Ola doutora
    Estou com o problema descrito no texto e gostaria de saber se nao removido ela some sozinha, e esse video que mostra a retiragem do pus, o procedimento é feito com anestesia no local? Pois ja doi muito e nao consigo imaginar alguem mexendo, pois esta doendo demais.

    • Erick, o pus pode até ser reabsorvido pelo organismo, o que significa que nem sempre é necessário drenar como aparece no vídeo. Mas isso não quer dizer que a infecção é eliminada, é preciso tratar e remover a causa dela (um problema de canal, por exemplo). No caso de drenagem, geralmente a anestesia não ajuda em nada, porque a região está tão infeccionada que o líquido anestésico não “funciona”. Mas acredite, não é um procedimento dolorido, pelo contrário, ele costuma aliviar a dor.

  7. Olá doutora.
    Tenho uma bebezinha de seis meses.
    Já nasceram dois dentes e na frente de um deles nasceu uma bolinha de carne q acabou tampando o dentinhos e estou notando q o dente dela não está desenvolvendo.
    Levei ela em uma dentista e a mesma disse q é uma cistite dentária e que sairá sozinho.
    Mas estou preocupada.
    O q eu faço?

    • Janiane, a cistite é uma infecção urinária, então eu creio que a dentista deva ter usado outro termo, talvez “cisto”. Imagino que o que esteja acontecendo é que OU a gengiva está mais fibrosa, o que está dificultando que o dente irrompa, OU deve ser um cisto de irrupção, que é um hematoma da mucosa alveolar (a gengiva fica roxinha) pelo acúmulo de fluidos no espaço do dente que irá nascer (folículo). Geralmente o dente nasce e a gengiva volta ao normal, como a dentista disse.

  8. Dra., estou com uma bolinha encostada no meu dente, ela está por dentro, dá pra sentir prox. a língua, algumas vezes já senti gosto de sangue, mas daí essa bolinha não saiu ainda, o que pode ser? Ela incomoda bastante, tenho que escovar os dentes com o max. de cuidado possível pra não ficar dolorida.

    • Jessica, pode ser uma fístula, como explico no texto. Mas pode ser outro tipo de lesão, também. É preciso procurar um dentista pra avaliar e tratar de acordo, não dá pra sugerir nada que ajude você sem saber do que se trata a tal “bolinha”.

  9. Oi boa noite, Dra. Ana estou com uns probleminhas, tenho dente estragado, fui ao dentista e ele me falou que era um polipo pulpar, que não iria tirar sem antes passar os medicamentos, mas ele tava muito mole, qd chegou a noite q fui escovar os dentes percebi q não estava mais lá, ele pode cair só, pq estou muito preocupada e só vou a dentista semana que vem, posso continuar tomando os remédios até lá?

    • Grasi, deve ter quebrado um pedaço do dente, mas a raiz dele ainda está lá, com certeza. Continue tomando a medicação como prescrita pelo seu dentista e procure limpar bem o local.

  10. Olá Dra. Apareceu uma bolinha na minha gengiva logo acima de um dente cariado. Fui ao dentista e ela me disse que seria preciso fazer um canal. Eu fiz. Já se passou 2 meses que eu fiz o canal e a bolinha diminuiu, porém não saiu. Nunca saiu nenhuma secreção dessa bolinha, apenas incomoda se eu encostar nela. O que deve ser Dra?

    • Jeferson, a saída de uma fístula, como explico no texto. Você nunca viu nada saindo dela, mas pode ter certeza que alguma secreção saiu, se não ela nem existiria. Hoje não deve sair mais, mas ficou essa pequena cicatriz na gengiva.

  11. Olá Dra. É o seguinte, eu tinha uma bolha grande em cima de dois dentes, fui na dentista e ela falou que era o caso de canal, e fez. Porém depois continou a bolha, menor e os dois começaram a ficar numa cor bem escura, eles já tinham a cor diferente dos outros antes, mas agora vão ficando mais escuros a cada dia. Você poderia me explicar o que sucede?

    • Marcos, dentes desvitalizados (necrosados ou que já passaram por tratamento de canal) algumas vezes apresentam alteração de cor, mesmo. Quanto às bolhas, sinal de que a infecção ainda persiste. Se o tratamento de canal é recente, isso deve se resolver. Se o tratamento já é mais antigo, pode ser que a infecção não tenha sido contida. De uma forma ou de outra, sugiro que você procure sua dentista pra reavaliar.

  12. Bom dia, eu uso aparelho ha 11 meses e minha gengiva fica bastante inchada, eu acho que isso é normal, sempre procuro escovar bem os dentes e sigo todas as orientações da minha dentista, porém de um dia para o outro saiu uma bolha no meu céu da boca do lado direito, está me incomodando muito e está bem inchado, será que é devido ao aparelho ou pode ser outra coisa?
    Desde já agradeço!

    • Ester, gengiva inchada nunca é normal, com ou sem aparelho. O inchaço que você descreve pode ser por causa do acúmulo de placa / gengivite ou pode ser um abscesso, por exemplo. Relate isso para o seu dentista pra ele avaliar e ver o que está acontecendo.

  13. Olá dra. Ana. Tenho 17 anos e uso aparelho ortodôntico. Há uns dois dias sentia minha gengiva incomodando no dente em que fica o anel. Hoje apareceu essa tal bolinha. O dente não está cariado, o problema pode ter sido originado por causa do anel?

    • Sim Ana, pode ser um problema gengival / periodontal por causa da banda / anel. Procure seu ortodontista e relate o problema.

  14. Dra. Ana,
    Bom dia!

    Quando temos uma dor em um ponto localizado da gengiva (somente quando há pressão sobre o local) e também na hora de morder um alimento (mas sem abscesso aparente, nem alteração de cor) o que poderia ser?
    Aparentemente há uma “retração gengival” nesse local.
    Poderia estar relacionado?
    Já marquei um Dentista, mas gostaria de saber a sua opinião.
    Obrigado!
    Yacov

    • Yacov, dor à palpação pode ser sinal de necrose pulpar, por exemplo. Sendo isso, seria preciso tratamento de canal. Mas essa é só uma hipótese, é preciso considerar uma série de sinais e sintomas pra se chegar a um diagnóstico, além de fazer exames específicos.

  15. Doutora, eu tenho essa bolinha desde 2009, ano passado eu fiz o tratamento, ela sumiu mas voltou para o mesmo lugar, será que devo arrancar o dente ?

    • Lia, em princípio não. Mas se está saindo secreção da “bolinha” é sinal de infecção, pode haver indicação de retratamento de canal. Procure seu dentista pra reavaliar.

  16. Dra., apareceu uma bolinha do lado do meu dente, eu furei e nao saiu nada e a bolinha esta murchando, o q e ?

    • Luana, pode ser uma fístula, como explico no texto. Se for, é sinal de infecção, que pode ser na gengiva ou no canal de algum dente próximo. Procure um dentista pra avaliar.

      • Obrigada !! Isso incomoda bastante ! :)
        Mas o fato de eu ter furado pode agravar??

        • Não, mas não é bom fazer isso sem os cuidados apropriados.

  17. Oi Dra. Ana, fiz um canal já ha algum tempinho, estava na escola e o canal caiu, fiquei sem reação, como era semana de provas esperei passar pra eu ir ao dentista, mas na sexta-feira (hoje 26/06) apareceu uma bolhinha, depois ela estourou sozinha e saiu sangue. Pode me explicar o que é isso? Estou com medo!

    • Matheus, imagino que o que caiu tenha sido uma restauração, porque canais não caem. :) A “bolinha” que você descreve tem as características de uma fístula, como explico no texto, o que revela uma infecção, provavelmente no canal desse dente. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  18. Ola Dra. Ana, extrai o dente na parte de cima, o dente foi o que fica antes do dente queiro, já faz um mês e alguns dias, percebi que do lado de fora nasceu um caroço que aumentou um pouco, que não doí, e quando escovo os dentes na parte que extrai sai um pouco de sangue, o que pode ser?

    • Alex, essa sensação de “caroço” não é incomum no pós-operatório de uma extração dentária. Agora, quando você diz que “sai um pouco de sangue”, pode ser que haja algo mais sério, como uma abscesso. Enfim… pode não ser nada, mas pode ser uma infecção. Se isso persistir nos próximos dias, sugiro que você procure seu dentista pra reavaliar e tirar a dúvida.

  19. Olá Dra! Fiz uma restauração há 1 ano e meio. A cárie por ser profunda estava próxima ao canal, mas não chegou a atingir o canal. Ontem minha dentista constatou que havia uma fístula justamente bem abaixo desse dente e me disse que a fístula já é sinal de necrose e que portanto teria tratar o canal.
    Por favor, gostaria de saber a sua opinião, se a fistula já é sinal de que o canal necrosou visto que quando bebo algo bem gelado sinto leve sensibilidade.
    Sendo assim, se eu ainda sinto leve sensibilidade como pode ter necrosado? Isso nao seria sinal de que o canal ainda estaria vivo?
    E a necrose pode ocorrer mesmo que a cárie ainda nao tenha atingido o canal?
    A fistula é realmente sinal de necrose? Ressalto que nao possuo problema periodontal e nem tártaros.

    Fico muito grata se a Dra. pudesse sanar minhas duvidas.

    • Ah, esqueci de relatar que a dentista me explicou que a restauração feita há 1 ano e meio, apesar de na época a carie nao ter atingido o canal, mas por estar muito próxima, as bactérias podem ter contaminado o canal mesmo assim, causando a necrose… isso procede, Dra.?? Imaginei q só poderia haver contaminação só se tivesse atingido o canal.

      Obrigada.

      • Procede, Carol.

    • Carol, sim, fístula com origem endodôntica é sinal de necrose da polpa, o nervo do dente. A sensibilidade que você sente ceramente tem outra origem, o dente ao lado ou o próprio periodonto, por exemplo. E se há necrose, é obrigatório tratar o canal. A cárie não precisa chegar até o canal pra provocar a necrose da polpa, a pulpite / inflamação que ela causa pode levar a isso mesmo com a cárie meio “longe” do canal. Aliás, até dentes sem qualquer cárie podem ter necrose pulpar e indicação de tratamento de canal.

      • Oi Dra, só mais um questionamento, minha dentista concluiu de imediato que houve necrose sem tirar raio X. É assim mesmo? No raio X não teria como visualizar a polpa necrosada? E se nao é demais perguntar, em que situação pode ocorrer necrose pulpar sem cárie? Fratura no dente?

        Desde já, agradeço pela sua disposição em me ajudar, me esclareceu muito as minhas dúvidas.

        • O diagnóstico de necrose pulpar é essencialmente clínico, através de alguns testes que o dentista faz. A necrose até pode ser verificada na radiografia, mas se ela for recente, provavelmente não vai se enxergar nada de anormal. Sim, um dente pode necrosar por causa de uma fratura, por causa de uma batida… e até sem motivo nenhum aparente, simplesmente ele “resolve” necrosar. 😉

          • Oi Dra. Ana! Então, como a dra me confirmou que a fístula endodôntica já caracterizaria sinal de necrose da polpa, dessa forma poderia dispensar os testes clínicos para seu diagnóstico, certo?

            Obrigada

          • Não, Carol. O diagnóstico necessita desses testes porque, sem eles, não se sabe a origem da fístula… não dá pra saber se ela é endodôntica apenas olhando pra ela, a origem pode ser periodontal, por exemplo.

          • Oi Dra. Ana! Puxa, agora fiquei preocupada, vou conversar com minha dentista então, pois ela simplesmente “bateu o olho” e diagnosticou necrose pela fístula endodôntica sem ter realizado teste nenhum, apenas com base da cárie ter sido profunda…

            Super obrigada novamente!

          • Pera lá, Carol… se há um dente com cárie profunda e bem ao lado dele há uma fístula, há grande chance de que a origem da fístula seja esse dente… até porque você descreve que sente um incômodo nele. Só de olhar, realmente, não dá pra ter certeza… mas as chances são grandes. A fístula endodôntica é CERTEZA de necrose e necessidade de tratamento de canal. O que não dá pra afirmar, pelo seu relato, é se a fístula é ou não é endodôntica. Quanto à sua dentista não ter feito nenhum teste, eu duvido, ela certamente fez e talvez você nem tenha percebido, é o básico pra um diagnóstico. E, também, mesmo que não houvesse fístula poderia haver indicação de tratamento de canal. Portanto, procure confiar na sua dentista.

          • É, na verdade a cárie profunda ocorreu há 1 ano e meio atrás, e portanto foi feita sua obturação naquela época, que nao teve suspeita nenhuma de necessidade de fazer canal naquela época. Só semana passada depois de 1 ano e meio que ela diagnosticou necrose pelo surgimento dessa fistula abaixo desse dente.

            Ah, e eu nao sinto absolutamente incômodo nenhum nesse dente, nem tinha reparado nessa fistula, foi a dentista que viu a fistula, senao nem teria reparado hehe. Foi ai q estranhei, pois nunca senti dor nesse dente.

            Obrigada.

          • A necrose deve ser recente, naquela época certamente não havia necessidade – ainda – de tratamento e canal. Algumas vezes dentes com indicação de tratamento de canal não apresentam dor, mesmo.

  20. Olá, Ana.
    Surgiu uma fístula na minha gengiva, acima do dente, logo após eu fazer uma obturação. Resolvi, depois de um tempo, ir à dentista para ver o que poderia ser e ela disse que era necessário um canal. Fiz um canal, mas não foi fechado porque mesmo assim ainda não saía. Ela utilizou laser, todo tipo de coisa que poderia fazer, mas a danada não sai, apenas diminuiu de tamanho, como se fosse uma cicatriz.
    Acabou que nesse processo de canal meu dente ficou frágil e, enquanto eu comia, esse dente fraturou fazendo com que fosse preciso uma extração.
    Já extraí, estou tomando amoxicilina e mesmo assim ainda não desapareceu. Estou com um pouco de medo já.
    O que poderia ser.

    • Sai alguma coisa da fístula, Olivia? Porque se não sai nenhuma secreção, essa “bolinha” que você vê pode ser realmente apenas uma cicatriz na gengiva, não é incomum em caso de fístulas. Considerando que o dente já foi até extraído, meu palpite é que seja isso.

  21. Ola doutora, meu filho de 1 ano e 5 meses caiu e quebrou o dentinho de leite, eu o levei a dentista, ela retirou apenas um pedaço e disse para eu o levar pra casa e dar amoxilina para que desinflamasse, mas como ficou outro pedaço apareceu uma bolinha na gengiva que cobriu o outro dente e esta muito dolorido, e toda vez que ele come se pegar em cima sangra e ele chora, o que pode ser, é perigoso, ha risco de o dente permanente nao nascer?

    • Larissa, e após seu filho tomar a amoxicilina, o que a dentista recomendou? Imagino que ela deve ter marcado uma nova consulta ou, se não marcou, sugeriu que você a procurasse novamente. É preciso verificar se esse “pedaço” que ficou pode permanecer e, se pode, se não há necessidade de alguma intervenção, como o tratamento de canal. E se não pode, ele precisa ser removido. É importante resolver isso pois, se não, o dente permanente pode ser afetado, sim. Converse com a dentista.

  22. Do lado do meu dentiquero, como chamam, nasceu uma bolinha pequena, o que eu faço ?

    • Maria Tania, procure um dentista pra avaliar. Essa “bolinha” pode ser uma fístula, como explico no texto, mas pode ser outras coisas também… pra propor algum tratamento – se necessário for – é preciso identificar o que é essa bolinha antes de qualquer coisa.

  23. Boa tarde dra. Eu arranquei o dente molar esquerdo, aquele q é o antecessor do siso, DOI um pouco e minha gengiva esta inchada, não dá para mastigar direito e minha bochecha está grande, o q fazer? Tem algum remédio para desinchar a gengiva?

    • Leonardo, se a extração é recente, é esperado esse inchaço, é um sintoma pós-operatório comum. Apenas siga as orientações pós-operatórias do seu dentista e, se já tiverem passados 72 horas da cirurgia, você pode fazer compressas mornas no rosto, isso ajuda a resolver o processo inflamatório e diminuir o inchaço. De qualquer forma, se você achar que está inchado além do “normal”, procure seu dentista pra reavaliar.

  24. Ola dra. boa noite, apareceu uma bolinha pequena na minha gengiva do lado direito, só que em cima desse dente eu já curso minha cárie faz ums 6 meses, só que tenho gengivite, eu escovo com paradontax com flúor, o que posso fazer, ela aparece e some, as vezes eu mesma estouro mas ela volta, o que faço?

    • Karen, pode ser uma fístula e, se for, revela uma infecção. Sugiro que você procure um dentista assim que possível pra avaliar e tratar de acordo.

  25. Dra. Entendi… se tiver que vazar vai vazar, mas tem a possibilidade de não vazar? Já é quarta e ainda nada… to com muito medo, escuto tantas histórias que a infecção vai para a corrente sanguínea… coração… pulmão…

    • Sim, pode ser que não “vaze” e o seu organismo reabsorva esse pus. Mas isso não tem nada a ver com a infecção ir pra corrente sanguínea, são situações completamente diferentes e não vejo razão pra isso, no seu caso.

  26. Olá, obrigada por responder minha dúvida Dra., mas agora tenho outra…
    Fui no dentista domingo e o dentista tirou o curativo do meu dente que tinha quebrado para poder vazar o pus que ta bem na raiz… ta uma bola, não dói, mas até agora não vazou pelo dente, tem alguma bochecho que eu posso fazer?

    • Não, não há necessidade de bochecho. Se o pus tiver que sair, ele vai sair.

  27. Boa tarde!
    Dra. Ana, então, eu gostaria de sua opinião, se realmente eu posso tomar Cefalexina para fazer a extração dos 6 dentes, e se esse antibiótico pode ser feito para prevenir a endocardite, é que estou acostumada a tomar ele. Estou muito preocupada com o sangramento na gengiva, pois tenho gengivite e esta muito inchada, preciso fazer a raspagem, subgengival e supragengival, não teria que fazer algo antes para desinchar essa gengiva? Não pode fazer a raspagem para depois extrair os dentes, é que ela disse que quando extrai não pode fazer a raspagem na mesma semana. Se puder me responder eu agradeço… tá complicado.

    • Berenice, se a dentista prescreveu Azitromicina, você deve tomar Azitromicina. Se algo contraindicasse o uso de Azitromicina, isso teria sido detectado no exame clínico e na anamnese, e então outro tipo de antibiótico teria sido prescrito. Mas se você conversar com a sua dentista e ela disser pra você que você deve tomar Cefalexina em vez de Azitromicina, ok, você pode tomar Cefalexina. Mas tenha em mente que “estar acostumada” a um antibiótico é uma boa razão pra não tomá-lo, porque as bactérias no seu organismo devem estar tão “acostumadas” quando você. Se pode fazer a raspagem antes? Pode, eu acho até uma ótima ideia, mas não sou eu que decido isso, é sua dentista. Converse com ela.

  28. Oi dra., a minha gengiva atras do dente siso está inchada e parece que está ferida, e dói bastante, o q pode ser? Lembrado q o dente siso não esta cariado.

  29. Bom dia… Dra. Meu dente foi aberto devido a muitas dores, o dentista abriu e fez um curatIvo, não pude tratar canal por ser muito caro e na época eu estava com 8 meses de gravidez e não poderia tratar este dente nem em rede pública… já troquei este curativo 3 vezes, só que agora quebrou o curativo, meu dente esta aberto, a gengiva tem uma bola grande e de quando começou a ficar assim uma dentista que procurei me receitou amoxilina + clavulanato… tomei, desinchou…. parei de tomar inchou… tomei de novo desinchou… eu disse a ela que não quero tratar o canal, quero tirar este dente, e ela disse por isso que tenho que tomar, para poder remover… é o molar inferior esquerdo… esta inchado mas não dói, posso tirar assim mesmo?

    • Elisângela, antes de extrair o dente é preciso tratar a infecção, pra evitar que você tenha problemas mais sérios. O fato de não estar doendo não significa ausência de infecção e nem que não vá doer na hora da extração, porque dentes infeccionados podem não responder bem à anestesia. Portanto, procure fazer como a sua dentista orientou.

  30. Boa Noite DRA.,
    Hoje fui ao meu dentista e ele disse que tinha um abscesso, ele retirou, sangrou bastante, mas ficou uma bolha de sangue, o que a senhora aconselharia?

    • Weskley, o abscesso foi drenado, o que é ótimo… mas qual a origem dele? Seu dentista disse? Porque agora é hora de remover a origem da infecção, o que pode exigir um tratamento de canal, uma raspagem, etc.. A “bolha” que você relata talvez seja só um resíduo, que vai desaparecer. Mas reitero a necessidade de tratar o motivo da infecção.

  31. Olá doutora, fiz um canal no dente e depois de alguns anos o dente voltou a ter problemas… então fiz um retratamento no canal a fim de recuperá-lo. No entanto não deu certo e apareceu uma bolhinha localizada entre as raízes do dente, na gengiva. Então faz uns 30 dias que isso aconteceu e marquei uma extração com implante pra daqui um mês. O que a doutora recomenda… extrair o dente logo e esperar 6 meses para implantar ou esperar mais um mês para extrair e implantar ao mesmo tempo. OBS: não estou usando nenhum antibiótico.

    • Tiago, geralmente só se sabe se o implante imediato (na mesma sessão da extração) será possível já em meio à cirurgia. Se há uma infecção e seu dentista indicou a extração, se der pra fazer o implante na mesma sessão, melhor. Vale a recomendação do seu dentista.

  32. Bom dia Dra. Estou com um inchaço na gengiva ha mais de 20 dias, nos últimos dias tomei amoxilina, parece que desinchou um pouco mas continua inchado, fui a 5 dentistas, 2 falaram que era devido aos tártaros e que havia inflado e saiu tipo uma lesão na gengiva, 3 não souberam falar o que era, continua inchado, mas não está doendo, fica na parte interna da gengiva do lado da língua, lado direito, e abrange mais ou menos 4 dentes, formando uma espécie de lombo na gengiva, a Sra. saberia me responder?

    • Luis, se desinchou, deve ser algo de origem inflamatória / infecciosa. Pode ser uma hiperplasia, um abscesso ou outro tipo de lesão. Foi feito algum exame de imagem (radiografia, tomografia)? Sai alguma secreção da gengiva?

      • Doutora, meu nome é Jadson, eu tenho 13 anos e na minha boca, la no fundo atrás do último dente, na carne, criou-se um buraco e uma bola preta com vermelho, saiu de dentro e está na minha boca atrapalhando, não dói mas interrompe quando como, o que é, é perigoso?

        • Jadson, pode ser alguma coisa gengival mesmo, uma inflamação, por exemplo. Mas é difícil dizer exatamente o que é só pela sua descrição. Peça que um responsável acompanhe você ao dentista pra avaliar.

  33. BOA NOITE, DRA
    DOMINGO DO NADA MEU DENTE COMEÇOU A DOER, ACHEI QUE ERA PEDAÇO DE ALGUMA COISA QUE TINHA NO MEIO DO DENTE DO SISO, O DA FRENTE, SEGUNDA CONTINUOU O INCOMODO E AGORA POUCO FUI VER DO LADO DESTES DOIS DENTES NA GENGIVA TINHA UMA BOLINHA COM A PONTA AMARELA, O QUE SERA ISSO, TENHO MEDO DE DENTISTA.

    • Elisangela, essa “bolinha”, pela sua descrição, parece ser uma fístula, como explico no texto. Se for isso, há uma infecção. Compreendo seu medo, mas você precisa procurar um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  34. Boa Tarde!
    Dra. Ana, gostaria de mais uma opinião sua, é que eu fui no dentista para fazer a avaliação sobre os dentes, vou precisar extrair 6, não sei se a Doutora lembra de mim, é que eu tenho gengivite e periodontite, a dentista mandou eu tomar Azitromicina 500mg por 3 dias, mas eu estou acostumada a tomar cefalexina, esse antibiótico cefalexina não serve para evitar a endocardite na hora do procedimento? Se tenho 6 dentes para extrair, e tenho q fazer a raspagem, como que o antibiótico vai estar protegendo? Vou ter q fazer 5 sessões ou mais… tenho medo de pegar essa bactéria pq tenho arritmia, como já disse no outro post. A dentista disse q se ela extrair o dente na semana, não poderia fazer a raspagem, e também tenho aquela fístula na gengiva q preciso extrair o dente do canal, se eu fosse sua paciente, o que vc faria nesse caso? Por favor me ajude… Obrigada!

    • Berenice, quem determina o antibiótico adequado é o dentista… pode ser cefalexina, pode ser outro. Me parece que ela pretende fazer profilaxia antibiótica apenas nas extrações, ok se ela julga adequado dessa forma. Entenda, você não vai “pegar” uma bactéria, todo o material utilizado em qualquer procedimento odontológico é esterilizado, e a endocardite não é algo trivial, é uma complicação, é uma exceção, e o fato de você ter arritmia não aumenta significativamente a chance de você ter uma endocardite. O que aumenta a chance de uma endocardite é não tratar logo as infecções que você tem, algo que você já vem adiando há algum tempo pelo seu medo da endocardite. Coragem, confie na sua dentista!

  35. Minha filha está com um dente de leite mole e apareceu uma bolsa roxa na gengiva em cima do dente mole. O que devo fazer? O que significa essa bolsa? Precisa estourar ?

    • Celene, pode ser um fístula, como explico no texto. Sugiro que você a leve ao dentista / odontopediatra pra avaliar. Não estoure.

  36. Tem uma bolinha ao redor do dente! Sera que é isso? Ekaaa

    • Pode ser! Procure um dentista pra avaliar!

  37. Dra. Estou gravida e estou com um caroço que não para de crescer embaixo do meu dente com carie. O q eu faço? :'( Minha bochecha está até inchada já :( não doi, só quando encosta… mas incomoda, será que preciso fazer drenagem?

    • Vitória, mesmo grávida, você TEM que procurar um dentista. Se for caso de drenagem, ele vai fazer isso.

  38. Oi, eu cai de bicicleta há um ano atras, um dente meu caiu inteiro, o dentista colocou de novo no lugar, mas agora ta criando umas bolinhas na gengiva do dente que caiu, o que é?

    • Eduardo, essas “bolinhas” podem ser fístulas, como explico no texto. O canal foi tratado na época? Se não, pode ser necessário agora. Procure seu dentista pra reavaliar.

  39. Ola Dra. Ana Tokus. Venho através desta para tirar uma dúvida…

    Estou com uma dor nos dentes na região superior, além de dores de cabeça somente neste lado, que estao incomodando até mesmo meu olho esquerdo.

    No quinto dia de incomodo percebi uma bolha no céu da boca, bem próximo ao dente… tenho tomado antibióticos, mas não resolve a inflamação.

    Quanto ao dente estar quebrado, quase não aparece a ponta, e já faz muito tempo que esta assim. Devido meu medo de consultório dentário… Dentista !

    O que devo fazer ???

    • Daniel, você TEM que procurar um dentista. Me parece que você tem um abscesso, uma coleção de pus dentro da gengiva, o que revela uma infecção. É preciso que um dentista avalie você, identifique a causa disso e trate de acordo. Compreendo o seu medo, mas não é algo que se resolva apenas com remédio, o dentista precisa intervir.

  40. Boa tarde doutora, ha uns 25 anos quebrei um dente da frente e fiz canal pra restaurar, no entanto depois de todos esses anos, no meio do ano passado, apareceu um caroço na parte de cima deste dente e doia, fui ao dentista e ele resolveu fazer uma pequena cirurgia porque disse que se refizesse o canal ia enfraquecer o dente, no entanto de uns meses pra ca vem aparecendo uma bolha de pus no corte onde ele fez a cirurgia, pediu pra aplicar uma pomada que gruda e nao resolveu, entao ele resolveu cauterizar, mas assim que cicatrizou apareceu a bolha de pus no mesmo lugar, ele receitou passar nebacetin e disse que era normal, nao resolveu tambem. Na ultima terça (5 março) ele fez uma raspagem no local, disse que nao sabe a origem disso, hoje dia 10 de maio, quando ta quase totalmente cicatrizado, parece que a bolha esta voltando, o que poderia ser isso, ja que ele disse que a cirurgia esta ok (ja tirei 3 radiografias e ele disse que esta normal, que o problema era no corte da cirurgia)?

    • Evandro, a sua descrição me parece ser de um abscesso, e a “bolha” seria uma fístula, como explico no texto. Dessa forma, haveria uma infecção, e não só um ferimento local… por isso o uso de pomadas sobre o local, como se faz com aftas, por exemplo, não resolve. Mas essa é só minha impressão, não dá pra afirmar nada sem um exame mais criterioso.

  41. Doutora, extrai o dente 45 há 15 dias, passada a primeira semana estava com muita dor no local e voltei ao dentista, ele me receitou nimesulida e amoxilina, como resultado a área parou de doer, mas a minha gengiva inchou e parece estar com pus, o que seria isso? O que faço pra resolver?

    • Ewerton, parece ser um abscesso. Como não há dor e você está medicado, aguarde mais um dias… o inchaço deve desaparecer, assim como o pus. Se isso não acontecer ou piorar, procure novamente seu dentista pra reavaliar.

  42. Nasceu um caroço na parte inferior da boca, lado esquerdo. Não sinto dor nenhuma e não incomoda. Queria saber se você sabe me dizer o que será isso ? O que devo fazer ?

    • Washington, não dá pra dizer apenas com base no seu relato. Pode ser um abscesso, um tórus (embora nesse caso haveria dos 2 lados) ou outro tipo de lesão. Procure um dentista pra avaliar clinicamente.

  43. Dra., boa noite!
    Bastante esclarecedor seu site, gosto muito. Apareceu essa bolhinha na minha gengiva, apertei e saiu pus. Eu uso aparelho, será que eu tenho de tirá-lo para fazer o tratamento? Eu procuro direto meu dentista que trata do meu aparelho? Será que ele também resolve essa parte?

    • Fernando, não há necessidade de remover o aparelho pra fazer um eventual tratamento de canal. Você pode conversar com o seu ortodontista sim, embora geralmente seja o dentista clínico ou um endodontista que faz o tratamento de canal. Se seu orto não fizer, ele vai indicar um colega que o faça.

  44. Doutora, boa tarde.
    Após sentir fortes dores e ficar com a lateral esquerda da boca bastante inchada, fui ao dentista e ele disse que seria preciso um canal (o dente quebrou, não doia e eu deixei ele um bom tempo assim). Antes de iniciar o tratamento em si, ele receitou antibióticos para poder diminuir a inflamação e o inchaço. Passado o inchaço, ele apenas abriu o dente, limpou, colocou o remédio e fechou (isso semana passada). Ontem voltei para iniciar de fato o tratamento, ele mexeu no dente (ainda saiu muita secreção quando ele atingiu a raiz), colocou mais remédio, tirou bastante da área afetada e fechou o dente. Hoje acordei com um pouco de inchaço na raiz do dente. Isso é normal? Ele não receitou nenhum remédio (ja havia tomado antibióticos e anti-inflamatórios logo nos primeiros dias).

    • Dada a situação, pode ser considerado normal sim, Ernane. Pode haver inchaço e o dente ficar um pouco dolorido durante o tratamento de canal.

  45. Boa tarde Dra. Ana.
    Tenho 2 canais que foram feitos há 3 anos atras, nos dentes superiores 15 e 16, só que ha pouco tempo agora, saiu uma bolha na minha gengiva acima do dente 16, procurei um Endodontista e o mesmo disse que teria que fazer um retratamento de canal, o procedimento foi feito, inclusive durante o tratamento, que foi feita em 2 seções, ele estourou a bolha, só que a mesma voltava. A bolha não sai pus, só sangue! Liguei para o Endodontista que me atendeu, e o mesmo disse que vamos ter que fazer outro procedimento! Não estou muito confiante nele! Paguei 1.200 reais para fazer esse retratamento de canal, preciso ter uma opinião de mais outro Dentista. A Dra., pode me ajudar? Estou preocupado com essa bolha. Aguardo.

    • Hensley, o que sai pela fístula é uma mistura de sangue e pus, na verdade. Isso quer dizer que ainda há uma infecção, então realmente não há como o endodontista terminar o seu tratamento de canal, afinal a infecção não está controlada ainda. Ele está trabalhando pra isso.

      • Obrigado pela informação Dra.

        Abraços.

      • Bom dia Dra. Ana, como ja havia te informado anteriormente, voltei no endodontista, e o mesmo me disse que na parte do meu tratamento de canal, ele ja fez tudo que teria que fazer! Que acha que a infecção estaria pelo lado de fora da fístula, e que para resolver esse problema seria melhor um implante!!!
        O que eu faço? Não queria extrair meu dente. Talvez com uma raspagem e medicamentos, não resolveria esse problema?

        Aguardo sua resposta,

        Abraços.

        • Hensley, seu dentista é especialista em tratamento de canal (endodontia)? Se não, acho que vale a pena a avaliação de um especialista, que ele mesmo pode indicar. Se for, você até pode procurar outra opinião, mas minha tendência é achar que é caso pra extração, mesmo. Medicação é sempre um auxílio, via de regra não resolve a infecção por si só.

  46. Eu estou com uma bolinha na gengiva atrás de um dente, e estou com gengivite, tem alguma coisa a ver?

    • Pode ter a ver sim, Isadora. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  47. Doutora,

    Há 15 dias fiz uma extração do dente 25, o dentista receitou-me dipirona e nimesulida que deveria ser tomado nos 3 primeiros dias. Após esse período comecei a sentir muitas dores no local e retornei a clinica, constatou-se que o local da extração estava inflamado então esse dentista receitou-me o Tylex e a nimesulida novamente por mais 3 dias. Após este período não sentia mais dores devido ao Tylex, porém achei a região da extração com aspecto estranho (amarelado), então fui na emergência.
    Este outro dentista detectou que a região estava inflamada e com pus, foi realizado uma curetagem no local e receitado Torsilax (10 comprimidos) e Cefalexina (7 dias), além do antisséptico Flogoral.
    Após este procedimento notei significativa melhora na região da extração o buraco formado pela extração começou se fechar, porém notei que a região da gengiva acima da extração do lado externo estava inchando sem apresentar dores, mas com uma sensibilidade diferente.
    Retornei a este último dentista (que fez a curetagem) hoje após 8 dias da realização deste procedimento, este me disse que a região da extração está totalmente curada porém, tinha pus na gengiva e realizou uma drenagem no local (sem anestesia) e receitou-me amoxicilina (7 dias) e profenid (3 dias). Comecei a tomar a medicação hoje.

    Os procedimentos adotados pelos dentistas estão dentro do padrão?
    Existe algum outro procedimento odontológico ou independente que pode ser realizado para ajudar a esta recuperação?
    A drenagem realizada, tem que ser realizado sem anestesia ?

    • Fabricio, ao meu ver, tudo ok. Me parece que você teve uma alveolite, foi feita curetagem e, depois, teve um abscesso, que foi drenado. Não há muito mais o que fazer. Não adianta anestesiar uma área com abscesso, a anestesia não se instala em regiões muito inflamadas / infeccionadas.

  48. Boa noite Doutora, eu uso aparelho odontológico há algum tempo e meu dente dói um pouco quando mastigo, e ele é mole e sai um pouco de pus da gengiva no local dele. Falei com a Dentista e ela falou que era normal e falou que o dente mole é porque na minha gengiva não tenho osso suficiente pra sustentação do dente, e por isso fica mole e tem pus por uns períodos. O que vc acha, Doutora?

    • José, isso não é normal, não. Digamos assim: é algo esperado dada a situação, mas normal não é. A presença de pus revela uma infecção, a mesma infecção que causou perda de osso e, consequentemente, levou seu dente a ficar mole. Você precisa de tratamento periodontal, ou seja, no osso e da gengiva. Procure um dentista especialista em periodontia pra avaliar e tratar de acordo.

  49. Olá, espero que ainda funcione, apareceu uma bolinha tipo casquinha de machucado, pretinha, na minha gengiva onde nasce o ciso, e dói quando encosta, o que pode ser?

    • Jaíne, pode ser uma afta, tártaro, uma fístula, pericoronarite… depende. Procure um dentsta pra avaliar e tratar de acordo.

  50. Fui ao dentista e ele me informou q eu tinha pus na gengiva, fiz o canal mas o pus ainda continua, sem a bolha. Mas de uns tempos pra cá sinto uma pequena dor nessa área. Acho q terei q fazer outro canal no dente próximo, e quero saber como faço para tirar este pus. obg

    • Rodrigo, o pus sai de onde? Da bolha (quando há) ou da região em que a gengiva encontra o dente (borda da gengiva)?

      • Sai da gengiva, mas está parando, só sinto dor e uma coriza no nariz. Será que tenho que fazer canal no dente próximo com o dente afetado ou até mesmo a extração deste dente já feito o canal? E qual remédio vc me recomenda? obg

        • Se o pus sai da gengiva, o problema pode ser periodontal (dos tecidos de suporte do dente, e não do dente, em si). Então talvez não seja caso nem pra canal, nem pra extração. Procure seu dentista pra reavaliar.

  51. Ola, ainda funciona, espero q sim haha
    Ola doutora, tenho 20 anos, to com 3 dentes do siso nascendo, dois em cima e um embaixo do lado esquerdo.
    Tenho a gengiva inflamada antes msm dos sisos aparecerem.
    So que nas laterais da lingua começaram a sair umas bolinhas, naum sao de pus.
    Embaixo da lingua começaram a estourar umas veinhas e doi, como se eu estivesse anestesiada e o efeito tivesse passando, naum mordo a lingua, o q pode ser ? Tenha a ver com os sisos?

    • Andreza, provavelmente tem a ver com os sisos, sim… faz sentido pela sua idade. Sugiro que você procure um dentista pra avaliar, uma radiografia panorâmica vai mostrar como está posicionamento desses dentes dentro da gengiva e se eles vão nascer normalmente ou não.

  52. Observei há umas duas semanas um bolhinha na gengiva superior do meu filho de 7 anos. Hoje notei que estava maior, até imaginei que podia ser um dente mas apalpei e vi que era molinha, aí apertei com um lenço de papel e sangrou… fiquei bem preocupada principalmente depois do que li aqui. Vou leva-lo imediatamente ao dentista.

    • Leve sim, Márcia. Parece ser uma pequena fístula. Mas não precisa ficar apreensiva, basta identificar a causa e tratar de acordo.

  53. Estou com uma bolinha no pé de um dente no qual eu já fiz canal, mas no momento está com uma parte quebrada. Gostaria de saber o que é esta bolinha…

    • Provavelmente uma fístula, como explico no texto, Yara. A origem dela pode ser esse dente com canal tratado ou até outro dente proximo. Procure um dentista pra avaliar, tanto pra descobrir a origem da infecção e tratar de acordo quanto pra restaurar o dente quebrado.

  54. Minha filha de 6 anos está com uma bolinha de carne no pé do dente, q some e aparece com frequência, e ela diz q doi. Queria saber o que é e qual o tratamento.

    • Cristielly, provavelmente uma fístula, como explico no texto. Isso quer dizer que deve haver uma infecção. O tratamento depende do caso e de que dente é, pode estar indicado o tratamento de canal e até a extração. Leve ela ao dentista / odontopediatra pra avaliar.

  55. Olá doutora, então, eu também provavelmente tô com essa fístula na gengiva, estou com uma bolinha acima do ultimo dente na parede da gengiva do lado direito, e isso faz umas 3 semanas, ela incha, fica vermelha meio preta, e depois seca (ou estoura, nao sei), e não sinto dor nenhuma, só quando incha que sinto um pouco. Já botei tudo um pouco, sal, bicarbonato, limão, e nada serve, eu antes achava que era afta ou sapinho, e comecei a usar um remedio generico daquele da propaganda (lange), no caso eu to usando aftliv, mas nem to vendo diferença, muda nada. E agora que vim achar seu artigo e fiquei sabendo.

    To com medo doutora, só tenho 17 anos e nunca tive problema dentário, quer dizer, pelo menos que eu saiba, pois faz tempo que fui ao dentista, meu pai sempre me chamava mas eu tinha medo, mas agora to com mais medo ainda disso, porque dizem que pode dar problema pior, affs. O que eu faço doutora? :/

    • Daniel, parece ser uma fístula, mesmo. Isso significa que há um abscesso (uma “bolsinha” de pus dentro da gengiva), o que nos leva à conclusão de que há uma infecção. A infecção pode ter origem na própria gengiva ou no canal de um dente. Portanto, o que você deve fazer é procurar um dentista pra avaliar, identificar a origem da infecção e tratar de acordo.

  56. Bom dia. Quando eu tinha 9 anos sofri uma queda que fez parte do meu dente da frente quebrar. O dentista restaurou. Após alguns anos começou a aparecer uma fístula na gengiva com pus que ia e vinha. Há muitos anos ela não aparece, porém agora eu com 27 anos eis que surge uma bolinha muito maior só que no céu da boca e dói se pressionar, inclusive pelo lado de fora próximo ao nariz. Ela está cheia de liquido que não sei se é pus pois não há abertura. O que poderia ser?

    • A sua descrição é de um abscesso, Alessandra, uma “bolsinha” de pus dentro da gengiva, e a origem do pus / infecção provavelmente e o dente que você bateu quando criança. Deve ser caso de tratamento de canal. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo, independentemente de não estar doendo, é preciso tratar e eliminar a infecção.

  57. Eu fiz um bloco, coloquei um dente, assim eles serram seu dente e colocam um bloco, ai depois de um ano apareceu na raiz la embaixo do dente qdo eu passo fio dental ta preto, o que sera isso? O dentista diz ser a sombra do dente por colocar o bloco, isso e verdade?

    • Pode ser, Debora. A gengiva pode ser meio transparente, e se o dente que está por baixo dela estiver escurecido, ela parece escurecida também. O dente pode escurecer por várias razões, não é necessariamente um problema.

  58. Bom dia!

    Dra, coloquei dois implantes superiores com carga imediata ja faz por volta de 2 meses, hoje vi uma pequena bolha de sangue com pus na gengiva em cima do dente implantado e conforme descrito acredito ser uma fístula, nao sinto dor, porem minha dúvida é a seguinte: Essa fístula pode ser uma rejeiçao dos implantes ou eu corro riscos de perder esse implante ? E para o tratamento desta fístula normalmente é retirado o pino do implante ? Estou com muito medo de precisar retirar os pinos, pois a cirurgia foi bem traumática.

    Agradeço desde já.

    • Guilherme, parece ser uma fístula, sim. A necessidade de remover o implante depende da integração dele com o osso, se estiver normal, não há necessidade. De qualquer forma, pela presença da fístula, é preciso que seu dentista verifique o que está acontecendo. Converse com ele.

  59. Olá, doutora.
    Há pouco mais de um mês extraí o famigerado siso. Este foi o último que extraí. O inferior direito. Foi bem traumático, pois a raiz já estava muito profunda. Depois de um processo de recuperação bem doloroso, pois além de ter entrado comida e inflamado ainda inflamou a articulação, tomei amoxicilina por sete dias e o buraco finalmente fechou. O que acontece é que no lugar onde era o siso formou uma protuberância. É como se fosse um queloide. É mole, flexível, rosada e indolor. Nos outros dentes não tive isso. Estou muito intrigada. Minha dentista quer abrir novamente, pois acha que ainda pode ter algo lá dentro. Mas já faz duas semanas que parei o antibiótico. Acho que se fosse assim já estaria doendo novamente. Preciso de uma segunda opinião, pois estou um pouco traumatizada com tudo que passei e com medo dessa novo processo de recuperação. Desde já agradeço!

    • Amanda, pode ser um abscesso, o que revelaria uma infeçcão. Por outro lado, não dói, e infecções costumam doer. Abrir “pra ver o que tem dentro” não acho necessário, isso um exame de imagem ode mostrar. Enfim: converse com a sua dentista pra ver o que ela acha que está causando isso.

    • Olá Amanda, estou com o mesmo problema que vc… Arranquei e dps de “sarado” criou tipo uma queloide, é mole, rosada e não doi. As vezes diminui e dps incha de novo. Isso já tem dois meses, mas ainda não fui ao dentista. O seu melhorou? Se sim, o que vc fez?
      Obg!

    • Oi Amanda, estou com o mesmo problema, mas no meu caso tinha ficado um pedacinho do dente lá dentro. O dentista retirou e depois que cicatrizou apareceu a mesma coisa de novo. Conseguiu uma resposta com seu dentista sobre o que pode ser?

  60. Boa noite, Dra. Ana! Minha coroa quebrou, ficou mole e caiu, fui ao dentista e este falou q o dentista anterior colocou o “pino” muito pequeno, por isso caiu. Então ele colocou um pino bem comprido e inflamou muito (já faz 3 semanas e continua inflamado), agora nasceu até a bolha com pus. Estou com medo de colocar a coroa fixa (estou com a provisória), pois doeu demais, e qualquer coisa q mordo, dói. Queria saber se foi um erro dele, já q antes de mexer não doia nem um pouco. Obrigada.

    • Cintia, me parece ser um abscesso relacionado ao tratammento de canal, em princípio, pelo seu relato, não foi mexido no canal, apenas o pino foi trocado. É preciso identificar a origem da infecção e tratar de acordo.

  61. Boa tarde! Dra. Ana, então, como eu disse na postagem do dia 2 de abril, vou ter que extrair 6 dentes, só que ela disse q quando extrair os dentes na semana não pode fazer a raspagem. A dentista disse q ia ser 5 sessões, uma por semana, estou achando muito tempo, então acho q o antibiótico q eu tomarei por três dias, não vai estar protegendo, não é? Então seria mais de um mês pra fazer a raspagem, então eu teria q tomar outro antibiótico? E a dentista disse que minha gengiva estava saindo pus quando ela apertava, mas não era da fístula. Eu fiz bochecho com água e sal e a fístula vazou, então desinchou minha boca, mas ainda está dolorido quando aperto acima da boca na raiz do dente onde eu fiz o canal, era para eu ter extraído hoje, só que não tomei o antibiótico porque minha mãe passou mal e meu pai estava com suspeita de dengue, mas outro medo que eu estou. Eu tive também suspeita de dengue pq tive febre, dores na perna, e fiz só hemograma completo no dia seguinte depois dos sintomas o médico disse q não era dengue, aí já imaginei pensando que era endocardite, fiquei desesperada, fiquei uma semana com febre, depois passei no médico depois da febre, e ela mandou eu fazer hemograma completo e sorologia, que ainda não fiz. Só estou sentindo dores nas pernas, já pensando em besteiras como a endocardite, sei que não deveria falar tantos problemas aqui e sim dos problemas dentários, por favor me ajude, estou desesperada! Eu agradeço! Fique com Deus!

    • O efeito profilático do antibiótico é no momento do procedimento, não depois de várias semanas. Mas é como eu disse, se for necessária profilaxia antibiótica, sua dentista vai indicar. Não se preocupe tanto com isso, não é sua função… a dentista é que vai decidir isso com base nos seus exames e anamnese. Não acho que você esteja com endocardite, não vejo razão. Faça o exame de sangue, você vai ficar mais tranquila. Não há razão pra desespero.

  62. Boa tarde…
    Eu extraí um dente podre… na época estava até inchado e mole… Já faz mais de um mês, ele cicatrizou e tudo. Mas essa semana nasceu uma bolha de pus no local. Ontem à noite eu fui passar o dedo e acabou estourando. Aí, eu tentei tirar o máximo de pus possível e estou colocando água oxigenada 10. Acho que vou tomar o anti-inflamatório que o dentista passou quando extraí o dente (Dexason). Não estou com tempo de ir no dentista agora, pois trabalho muito. O que acha, Doutora?

    • Thayná, eu acho que você precisa trabalhar menos e cuidar mais da sua saúde, que é prioridade :) . Me parece que você tem um abscesso, é essencial procurar seu dentista pra avaliar, identificar a origem da infecção e tratar de acordo. Não use água oxigenada, não ajuda e pode atrapalhar bastante.

  63. Boa Tarde! Não sei se vc lembra de mim, que te fez bastante perguntas, ainda continuo com muito medo e acabei indo ao dentista pq minha parte da boca inchou por causa da fístula, como já lhe disse descobri essa fístula em julho de 2014, agora fui no dentista pq tava doendo e não estava saindo mais pus, por isso q inchou um pouco. Ela mandou tirar outro raio x pra ver como estava. Eu disse q queria extrair, pq tava dando muitos problemas e por causa de situações financeiras. Ela disse q eu teria que extrair 6 dentes, estou com muito medo, porque eu tenho arritmia. Eu tenho gengivite e periodontite. A dentista mandou eu tomar azitromicina 500mg 3 dias, no ultimo dia tomar 1 hora antes de extrair, esta correto? Ela mandou começar a tomar a azitromicina domingo as 15:00, segunda as 15:00 e terça as 14:00 horas, para poder extrair, ela disse q poderia extrair até 3 dentes de uma só vez, mas como já disse tenho um pouco de síndrome do pânico, e depois vou precisar fazer 5 sessões ou mais de raspagens por causa do tártaro, tenho muito medo daquela bactéria da endocardite, pois o antibiótico vai estar protegendo depois, ou só vai proteger para extrair? Esse antibiótico pode tomar 1 hora antes da anestesia, o cardiologista mandou eu tomar anestesia sem vaso constritor, existe uma pomada antes da anestesia que é sem vaso constritor também, que não cause taquicardia? Estou com uma dermatite de contato na barriga, posso usar a pomada cetoconazol + dipropionato de betametasona, é porque vou extrair o dente e tenho medo de misturar com a azitromicina, e a anestesia q vou tomar. E também tomo selozok 25 mg para arritmia, puran 25 mg para hipotireoidismo e rivotril 0,5 mg para ansiedade, tem alguma restrição? Será que tem algum problema de extrair com esse tipo de alergia? Se puder me responder desde já eu agradeço, me desculpe de tantas perguntas, sou muito medrosa para tudo, principalmente de dentista, tomar remédio que eu nunca tomei, enfim de tudo um pouco. Abraços! Obrigada!

    • Berenice, lembro sim. :)

      Se a dentista prescreveu a Azitromicina dessa forma, tome dessa forma. Costuma ser 1 dose por dia, mesmo. Quanto às raspagens e à proteção do antibiótico, depende de quando você vai fazer as raspagens… se for necessário antibiótico nessa ocasião, sua dentista vai prescrever. Esse antibiótico não interage com a anestesia. A pomada não tem vasoconstritor, nenhuma tem. Pode usar a pomada para a dermatite normalmente. Quanto aos outros medicamentos, se sua dentista tem conhecimento de que você os está tomando, ok.

  64. Doutora, na gengiva em cima do dente apareceu pequenas bolinhas amarelas, sera gengivite???? Me ajudaaa kk

    • Esse não é um sintoma padrão de gengivite, Thatiane. Sugiro que você procure um dentista pra avaliar.

  65. Boa tarde, Doutora.
    Tenho um sério problema. Há muito tempo atrás, quando eu ainda era adolescente, fiz uma obturação no meu dente, número 15 superior direito se não me engano, depois de 7 anos, essa obturação quebrou e parte do meu dente também. Não fui ao dentista por não achar necessário, já que não havia problemas maiores. Passado-se algum tempo vi que esse dente estava doendo e sangrando, marquei de ir no dentista e eles me orientaram a procurar um especialista para tratá-lo antes que o quebrasse mais e se porventura a gengiva viesse a tomar o dente eu teria a que extraí-lo. Antes da consulta meu dente quebrou de vez e não tenho mais dente “visível”. E agora nasceu uma bolha no final do dente (raiz) que está inchado, deixando minha bochecha levemente maior que a outra e doendo um pouco. Marquei uma avaliação para amanhã e vou fazer o procedimento que for necessário, mas tenho muito medo de tudo isso. O que pode ser? O tratamento é longo? Posso trabalhar enquanto faço esse tratamento? Se for o caso de extração, eu poderia arrumar essa falta com o tratamento ortodôntico?

    • Denys, será preciso levantar quais os danos à estrutura do seu dente. Me parece que, no momento, você tem um abscesso, uma infecção que requer tratamento de canal. Se pelo menos a raiz do dente estiver viável, é possível tratar canal, colocar um pino na raiz e, sobre a raiz, uma coroa. Se não estiver, é caso para extração. Sendo preciso extrair, fechar o espaço com aparelho é uma possibilidade, mas é preciso avaliar se, no seu caso, isso é realmente possível e benéfico. O tempo de tratamento depende do tipo de tratamento, difícil dizer sem sabermos o que será ao certo. Em princípio, você pode trabalhar normalmente.

  66. Ola Dra,

    Na parte de baixo do meu dente do lado de dentro, abaixo da banda, tem uma bola, ta doendo, e parece que tem uns pontinho amarelo (pus), o que pode ser?

    • Alessandra, parece ser um abscesso. Converse com o seu dentista, pra identificar se a causa é a gengiva ou o dente, e tratar de acordo.

      • Dra, tenho um caroço duro, na gengiva na parte superior, que nos ultimos dias está doendo um pouco, o que pode ser?

        • Pode ser um abscesso ou outro tipo de lesão, Leonardo. Procure um dentista pra avaliar.

      • Entao Dra, eu dei uma apertadinha para liberar o pus, tinha pouco e saiu, agora ta um pouco vermelho e inchadinho ainda, mas parou de doer tanto, a banda ta um pouco dentro da gengiva, acho que deve ter ocasionado isto ne?

        • É provável que sim! É essencial que seu ortodontista verifique a adaptação da banda. Converse com ele.

  67. Olá doutora, meu dente caiu e ficou a raiz, tenho 22 anos, ai apareceu uma bolinha de pus, detalhe o dente estava podre e caiu o mais breve possivel.

    • Gislane, e qual a sua dúvida? Procure um dentista o mais rápido possível pra ver se ainda dá pra tratar o canal desse dente ou se já é caso de extração.

  68. Dra., a coisa de uma semana saiu uma bolha roxa na parte interior de baixo da boca, junto à língua. Consigo tocar com a lingua, não dói e não tira pus, por enquanto. O que pode ser?

  69. Ola, estou com uma bolinha na parte inferior na minha boca, onde se localiza na gengiva, abaixo da minha lingua, o que pode ser?

    • Lucas, pode ser uma fístula, por exemplo, como explico no texto. Procure um dentista pra avaliar.

  70. Ola dra., boa tarde, estou com 2 bolinhas, uma de cada lado da bochecha, perdi meus 2 ultimos dentes pq fiz canal e o curativo caiu e meus dentes quebraram, mas agora essas bolinhas vem e vao sempre, minha gengiva esta inchada e sinto dores, estou com medo de morrer pois faz um tempo que nao vou ao dentista, morro de medo!

    • Karamos, sai alguma secreção dessas “bolinhas”? Se sim, podem ser fístulas, por onde sai pus, o que revela uma infecção. Mas CALMA, você não vai morrer disso… apenas procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo. Não precisa ter medo, é para o seu bem.

      • Sim doutora, sai pus direto, eu sempre estouro essas bolinhas… pode?
        Mas ja marquei dentista, vou ter que ir nao tem outra saída né! Obrigada pela atenção =)

        • Pode pode… mas não deve. Quem tem que fazer isso é o seu dentista, pra garantir a segurança do procedimento.

  71. Bom, eu quero saber o que é uma peni-coroa ?? Doutora Ana.

    • Não estou familiarizada com o termo, Leonardo. Onde você ouviu / leu sobre peni-coroa?

  72. Olá doutora, terminei as sessões do canal hoje, só que a bolinha de pus voltou algumas horas depois, o que pode ser?? Deu errado? Ou ela vai sumir com o passar do tempo?

    • Deve sumir, Graziella. Se permanecer ou você tiver dor, procure seu dentista pra reavaliar.

  73. Dra., eu li alguns comentários no começo e foi como a minha “bolinha”, só que a minha “bolinha” está depois do último dente na parte direita inferior. Ela é mole, não sinto dor e dá a sensação de que dá pra pocar ou arrancar, não sei. De uns tempos pra cá arranquei apenas um dente na parte superior esquerda. O que pode ser? O que devo fazer?

    • Sávio, procure um dentista pra identificar a causa da “bolinha”. Se for um abscesso (uma “bolsa” de pus na gengiva), será preciso verificar a origem da infecção (a própria gengiva ou o canal de um dente, por exemplo) e tratar de acordo.

  74. Olá doutora!! Uso aparelho ha mais de 5 anos, e no início do ano senti uma forte dor de dente, umas pontadas terríveis. Fui ao dentista e ele me receitou antibióticos. Tomei bem direitinho, mas depois q as dores passaram percebi um nódulo do lado do meu dente, voltei, ele fez a radiografia e disse q não era caso de canal, mas depois percebi q o nódulo tá crescendo e só dói se apalpar!! O que fazer, tô desesperada com medo de se agravar, e meu dentista não dá nenhuma decisão!! O dente em si não doi!!

    • Lidiane, a sua descrição me parece de um abscesso. Se o problema tiver a ver com o canal desse dente, seria caso pra tratamento de canal, sim. Mas estou apenas supondo, quem pode confirmar isso é o seu dentista. Se ele não vê dessa forma, que razão ele deu para o surgimento do “nódulo”?

  75. Ola Dra. Ana,

    Há uns seis meses tive um abscesso grande devido a uma infiltração por uma trinca no dente. Tratei o canal, o local do abscesso desinchou e o dente parou de doer. Ocorre que, após desinchar, comecei a sentir uma bolinha móvel próximo ao local do abscesso. Minha dentista tirou raio-x após o término do tratamento e não deu muita importância ao fato, mas estou preocupada com o que possa ser.
    A resposta dela é que provavelmente é da cicatrização que pode levar até dois anos, mas esse provavelmente não me convenceu.
    O que a Sra. acha?

    • Fernanda, os tecidos em volta do seu dente ainda estão em processo de cura, então não é incomum esse tipo de “bolinha”, que deve desaparecer com o tempo, sim. Na ausência de sintomas e se na radiografia está ok, acho que você não precisa se preocupar.

  76. Ola, eu uso aparelho ha 1 ano e 3 meses, do nada apareceu tipo uma bolinha, mas posso dizer melhor, uma entradinha redonda, porque n é um bolha nem nada disso, se toco doi, as vezes vou falar doi muito mais, pk parece uma bolinha furada e ta abaixo do meu dente… não sei nem o que faço, pois ta doendo demais ! obg !

    • Jenifer, sua descrição parece ser a de uma fístula, como explico no texto. Se for, é porque há uma infecção, e a origem dessa infecção pode ser a própria gengiva e/ou o canal de algum dente, por exemplo. Procure um dentista pra identificar a causa disso e tratar de acordo. Quanto antes você fizer isso, antes a dor se resolve.

  77. Dra. to com um caroço que doi em cima da gengiva, no final do dentes, e uma bolinha normal, so que ta doendo… ao triscar.

    • Eliabe, se há um “caroço” é preciso identificar a causa dele. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  78. Oiii, td bem????
    Tenho muitas duvidas, estou em tratamento de canal e essa “bolinha” inflamada, nao doi mas cresce e diminui… agora estou bastante preocupada, pois meu dentista me pediu uma tomografia e escreveu que poderia ser possível um nódulo… todo nódulo é câncer??

    • Jessica, sai alguma secreção da “bolinha”? Não, “nódulo” não é sinônimo de câncer, nódulo é um pequeno “nó”, ou seja, uma “bolinha”, e essa “bolinha” pode ter várias origens, a maioria delas não tem nada a ver com câncer.

  79. Ola, eu extrai meu siso ja faz um mes, so que um ta dando mau halito e parece que ta com bolha de sangue, o que eu faço?

    • Daniel, procure seu dentista e relate o problema. É preciso verificar se há alguma infecção em curso.

  80. Há uma semana tirei o aparelho fixo pelo móvel, e agora apareceu um caroço na gengiva superior, não dói. O q pode ser?

    • Mayara, não sei se esse “caroço” tem a ver com o aparelho removível. Quando tem a ver, geralmente dói e causa até ferida. Creio que seja coincidência, o caroço pode ser até um abscesso. Enfim: procure seu dentista e relate o problema, pra que ele possa verificar a causa.

  81. Doutora, meu dente de uns dias pra ca quando eu mexo com a lingua sai sangue de dentro, quanto mais eu mexo mais sangue sai, o que pode ser?

    • Fabricio, se sai sangue DE DENTRO do seu dente o problema todo está no fato dele estar aberto! Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo, mantê-lo dessa forma é manter um foco de infecção no seu organismo. Provavelmente será preciso tratar canal e restaurar o dente (ou fazer bloco / coroa), se já não for caso de extração.

  82. Tenho um dente cariado e dentro tem uma bolha, que não doi, e acho que é a gengiva, o que faço, posso arrancá-lo mesmo com a bolha?

  83. Dra., eu fiz canal e nunca mais voltei ao dentista para fechar o buraco. Depois de um tempo, meu dente começou a amanhecer com sangue. Ja faz uns três dias. É um sangue bem grosso, consigo puxar as “poças” com um palito de dente… O que pode ser? Ja estou marcando o dentista para essa semana, mas gostaria de saber o que é, pois estou muito nervosa.

    • Fernanda, o sangue vem de dentro do dente? Se sim, certamente o tratamento de canal não foi concluído, pois se houvesse sido, haveria material obturador dentro dele (independente do fato do dente ter sido restaurado após o tratamento ou não), e ele não sangraria. Provavelmente o dente foi instrumentado, mas não foi obturado (vedado) nem restaurado (com uma resina ou outro material odontológico). É questão de concluir o tratamento.

  84. Olá doutora.
    Minha namorada esta sentindo as dores do siso, ela esta com dor de cabeça, dor de garganta, dores no dente, na gengiva e apareceram bolhas perto do dente, ela não esta conseguindo nem abrir a boca normalmente. Que medicamentos ela pode tomar para a dor e a inflamação regredir, e sera que ela terá que remover os dentes?

    • Vailson, ela precisa procurar um dentista pra avaliar e tratar de acordo, não é só questão de tomar algum remédio. Me parece que ela está com pericoronarite, que a inflamação / infecção da gengiva que recobre o siso que está nascendo. O dentista precisa intervir. Falo mais sobre o assunto aqui –> http://medodedentista.com.br/2011/11/gengiva-inflamada-por-causa-do-siso.html

  85. Boa tarde, Dra!
    Estou com uma dúvida e um tanto preocupada com o meu filho de 5 anos apenas. Há meses atrás ele caiu e bateu o dentinho da frente na quina da mesa e foi muito forte, sangrou muito e felizmente não precisou de pontos. Levei na emergência no dia. Ficou só dolorido por uns dias e a Dra. disse que poderia ficar pretinho o dente ou não, mas eu deveria levá-lo ao dentista, mas logo melhorou e não o levei, me sinto culpada por isso… Passou mais de 6 meses e agora o dentinho que ele bateu naquela época está ficando bem preto e na gengiva bem acima do dente, nasceu uma bolinha vermelhinha e meio branca e ela não desapareceu ainda… Faz uns 3 meses q observei aquela bolinha, não dei muita importância pq achei q fosse uma afta qualquer. Mas pelo visto deve ser algo mais grave. Ele não se queixa de dor e nada, mas a cada dia q passa o dente dele fica mais pretinho e a bolinha permanece. O que pode ser? Marquei uma consulta com a odontopediatra, porém ela só tem horário para outra semana. Estou ansiosa e preocupada. Vc poderia me dar algum pré diagnóstico pela minha descrição? Obrigada, Mãe Caroline.

    • Caroline, provavelmente é uma fístula, um local por onde o organismo libera o pus de uma infecção. Suspeito que, na época da batida, o “nervo” do dentinho do seu filho tenha necrosado (“morrido”), por isso o pus. Em princípio o tratamento indicado é o tratamento de canal, mas como ele já tem 5 anos, dependendo do estado atual do dente, talvez o mais prático seja fazer a extração, mesmo. O dente permanente deve nascer lá pelos 7 anos de idade. Não fique preocupada, mas é essencial levá-lo ao dentista / odontopediatra pra avaliar e tratar de acordo.

      • Muito obrigada pelas informações, Dra.
        Vou levá-lo e aguardar pra ver qual o melhor procedimento tomar. Uma dó só, no sentido de extração… Ele vai ficar 2 anos sem o dentinhos? Ai q dozinha! Só que isso não afetará em nada no processo de nascimento do dentinho permanente né?
        Obrigada, Caroline.

        • É, eu sei… dá peninha… mas fique tranquila, ele não vai ligar muito (é até capaz de achar divertido) e 2 anos passam voando. Meu filho mais velho também tem 5 anos, e bateu os 2 dentinhos da frente quando tinha 3. Um caiu depois de uns 3 meses, e o outro está até hoje “pendurado” na gengiva. No caso dele, serão uns 4 anos banguelinha. :)

          Sim, o permanente, em princípio, está se desenvolvendo normalmente dentro da gengiva.

          • Olá Dra. Ontem consegui um consulta de encaixe com a Odontopediatra e ela tirou raio-x e disse que realmente é uma fístula. Necrosou… E que posso optar pelo canal ou extração. Ela disse que a extração ‘judiaria’ um pouco dele por ser na frente, a anestesia dói um pouco na frente e disse que poderíamos tentar primeiro o canal e que se em 15 dias não sumir a bolinha (infecção) daí teremos que partir para a extração mesmo. Ela me disse tbm que a raiz dele é bem grandona. O canal é um procedimento simples né? Disse quem em 1 hora faz o canal. Bem, ela deixou para eu pensar e remarcar para canal ou extração. O que eu faço? :(

          • Caroline, o tratamento de canal de dentes de leite costuma ser bem mais simples do que de dentes permanentes. Como o dente está necrosado, provavelmente nem será preciso anestesia. Eu acho que o tratamento de canal deve resolver, e assim ele não fica tanto tempo banguelinha. :)

  86. Olá doutora! Ha exatamente um mês foi feita a extração de 2 sisos inferiores e ainda ta um buraco q está cicatrizando aos poucos, e quanto a infecções dentro desta cavidade não tem, tá tudo tranquilo, só que essa semana em cima da “pele” da gengiva nasceu tipo uma “afta” transparente, que quando encosto a língua dói um pouco. O que seria? Grata.

    • Na ausência de outros sintomas relevantes, provavelmente uma afta mesmo, Giselle. Isso deve se resolver de forma espontânea.

  87. Boa noite, Doutora
    Faz 1 mes que extrai o dente do siso inferior esquerdo, ja esta tudo cicatrizado na parte da gengiva e dentes, mas na area da bochecha ficou um inchaco do tamanho de uma noz que nao diminui e é bastante duro, ate doi se carregar, e neste ultimos dias do lado de fora da cara esta ficando um pouco negro.
    Sera que me pode ajudar a perceber o que se passa?
    Obrigada.

    • Carina, essa sensação de “caroço” e o rosto roxo (hematoma) são sintomas pós-operatórios comuns. Em princípio, não revelam nenhum problema.

  88. Dra., apareceu uma bolha pequena e branca (nao transparente) na minha gengiva, eu só notei ela ontem, mas nao sei ha quanto tempo ela está la pq nao incomoda e não dói… dai hoje quando fui novamente olhar pra ver se ela ainda estava la ou se tinham aparecido outras, notei que na entrada da garganta tbm parece ter uma. Antes de ver como estava eu não havia sentido nada la, mas agora eu sinto incomodando um pouco, mas não dói. Vou tentar ir ao dentista nessa semana ou na próxima, mas gostaria de saber o que talvez isso possa ser… Será que é algo grave ou ate msm uma dst?

    • Rosana, não tenho como afirmar nada apenas com base no seu relato. Podem ser lesões independentes ou relacionadas, talvez apenas passageiras. Sim, pode ser alguma manifestação de DST. É questão de avaliar. Procure um dentista.

  89. Olá doutora! Dia 12 do mês passado tirei o siso inferior esquerdo. Tive parestesia e trismo. Passou depois de alguns dias. Mas hoje, percebi que cresceu uma bolinha com alguns pontinhos vermelhos onde ficava o dente, mas não dói… O que pode ser? É necessário ir ao dentista? Obrigada desde já!

    • Julia, na dúvida procure seu dentista, sim. Mas pode ser que seja apenas a gengiva em cicatrização, que às vezes assume aspectos “diferentes”. Se não houver dor, inchaço, sangramento ou outros sintomas importantes, creio que você não precisa se preocupar.

  90. Ola Doutora, bom, no dia 13 eu fui ao dentista e retirei os 4 sisos, porem depois de uns dois dias no local onde ficava um dos sisos apareceram duas bolhas vermelhas, porem elas não estão na gengiva, estão na bochecha, e são infernais, sempre que como ou falo elas entram debaixo do dente e eu mordo elas e DOI muito, a minha clinica esta fechada por causa do carnaval, então só poderei ir lá na quinta, mas queria ao menos saber o que pode ser para já ir preparado, desde já agradeço abraço.

    • Marcus, provavelmente é apenas a sua gengiva ainda inchada por causa das cirurgias. Dessa forma, ela “entra” entre seus dentes e você acaba mordendo. Cada vez que você morde, incha mais.

  91. Olá, doutora! Eu tirei meus quatro sisos mês passado, mas agora estou sentindo uma dor e acredito que seja no maxilar, fica perto do ouvido e é sempre que abro bem a boca, e hoje apareceu uma bolha na gengiva do lado do local que tirei o siso inferior direito, e eu fiquei meio preocupada. O que pode ser? Será que é alguma infecção? Obrigada!

    • Pode ser uma fístula, Lailla, que é um local por onde o organismo libera pus. Se for, é possível que haja uma infecção, sim. Seria bom que você procurasse seu dentista pra reavaliar.

  92. Ola doutora, estou com cinco dentes cariados… e três caroços duros do lado de dentro da boca na gengiva… esses caroços sumiram e voltaram de novo…. tudo põe medo de ir ao dentista… será que o meu caso é muito grave… vou perder todos os dentes… estou aflita… por medo de ser coisa pior…

    • Andressa, em princípio seu caso é simples: remover as cáries e restaurar os dentes. Quanto aos caroços, é preciso identificar a causa deles, que pode ser uma infecção. Compreendo sua ansiedade a respeito, mas é essencial procurar um dentista pra avaliar. Após a avaliação você saberá exatamente de que tratamentos precisa.

  93. Dra., tenho um dente que fiz canal mas não fechei, agora ele quebrou um pedaço, é melhor arrancar ???

    • Não, Adailton. Se o dente tem tratamento, é melhor tratar. Mas não espere o dente quebrar mais, procure um dentista pra resolver logo isso.

  94. Boa tarde!

    O primeiro dentinho da minha filha esta molinho, e na gengiva bem em cima do dente tem uma bolinha de pus. Só consegui vaga com o dentista pra depois do carnaval, tenho medo q o dente caia nesse período. Tem perigo de afetar o dente que vai nascer? É grave?

    • Parece ser uma pequena infecção, Andreza. Eu não diria que é grave mas, é claro, merece atenção. Se ela não sente dor, tudo bem aguardar o carnaval. O dente permanente, em princípio, está seguro.

  95. Olá doutora, boa noite! Preciso de sua opinião para o meu caso. Retratei meu canal pela terceira vez no último dente superior (mastigação). Demoramos 3 semanas para terminar o procedimento e um dia depois o restaurei. Após alguns dias da última sessão, tive sintomas estranhos como se tivesse um ritmo de pulsação no dente, um gosto muito ruim e como se o dente tivesse amarrado, apertado. Depois de dois dias desses sintomas começou a aumentar a sensibilidade e dor, hoje a gengiva está toda inflamada e grande. Estou longe do profissional que fez a cirurgia, gostaria de saber o que pode estar acontecendo estou quase desistindo deste dente e o extraindo. Muito obrigada.

    • Parece um abscesso, Thais. Se a origem for realmente esse dente, pode estar indicado um novo retratamento ou outro procedimento. Se seu dentista não está disponível, sugiro que você procure outro, em caráter de urgência.

  96. Drª, sinto dores nos meus dentes inferiores, mês passado criou uma bolsa na parte interna do dente inferior e essa semana a mesma bolsa, só que tipo uma bolha de pus na parte externa dos dentes inferiores, eu uso aparelho, a minha duvida é se não será necessário a remoção do aparelho, pois tenho problema periodontal e as vezes fico pensando que vão cair de tanta dor, também não consigo higienizar e nem mastigar, pois doi bastante na gengiva e nos dentes. bj.

    • Carla, se você tem um problema periodontal ativo, é preciso remover o aparelho, sim. É preciso verificar, ainda, a origem da infecção que você relata, se é um problema de canal ou periodontal. Procure seu dentista pra avaliar e tratar de acordo (e, talvez, remover o aparelho, mesmo).

  97. Doutora, estou com um dente estragado que ate ja caiu um pedaço… e nasceu um pedaço de carne no buraco, as vezes ela fica maior e as vezes menor… é como se a carne tivesse invadido o buraco justamente por onde eu perdi o pedaço do dente… eu queria saber se o medico vai ter que retirar essa carne para poder extrair o dente ou ele pode ser extraido assim mesmo?

    • Bruna, é provável que essa “carne” seja um pólipo pulpar, como explico aqui –> http://medodedentista.com.br/2012/08/gengiva-dentro-do-dente-polipo-pulpar.html

      Se for um pólipo (que é o próprio nervo do dente que “cresceu”), pode ser que o tratamento de canal e a restauração (ou bloco ou coroa) resolvam o problema. Se for gengiva mesmo, é certa a necessidade de extrair. Mas a remoção da “carne” é feita junto com a extração do dente. Enfim: procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  98. Dra . Eu sinto uma bolinha meio mole embaixo do dente, estou muito angustiada, o que poderia ser?

    • Raisa, pode ser um abscesso, uma “bolsinha” de pus, o que pode indicar que há uma infecção. Procure um dentista pra avaliar.

  99. Olá doutora. Uso aparelho ha 3 anos. E estou ha 6 meses sem fazer manutenção. Estou com uma bolha na gengiva. Pode ser porque eu nunca mais fiz manutenção?

    • Junior, até pode ser. Mas o motivo não importa muito agora, o essencial é que você procure seu ortodontista, tanto pra verificar a origem dessa bolha quanto pra decidir o que fazer em relação ao seu tratamento ortodôntico. Se você não pretende continuar, não faz sentido manter o aparelho… não ajuda em nada e ainda atrapalha muito.

  100. Corro algum risco tendo isso ha mais de 8 anos? Fiquei ate com medo de ir agora.

    • Mariane, ir ao dentista não aumenta quaisquer riscos que você corra, pelo contrário. Não dá pra manter um infecção no seu organismo por 8 anos… procure um dentista logo pra tratar de acordo.

  101. Ola dra, sempre nasce essa tal bolinha ao lado do meu dente do fundo… ela não DOI e depois de uns dias some… mas depois volta novamente, e agora minha gengiva nos dentes da frente esta toda inchada… não eh uma dor insuportável, porem incomoda e muito… porem não tenho condições de pagar um dentista, e o dentista do posto só atende na quarta feira… tem algo q eu possa fazer para amenizar a dor e o inchaço ate o dia da consulta? Aguardo resposta… e parabens pelo blog.

    • Jessica, não há muito o que fazer além de tomar um analgésico se a dor apertar. Se você tem uma fístula, é porque há infecção em algum lugar (na própria gengiva ou no canal de um dente, por exemplo). Um dentista tem que avaliar e tratar de acordo.

  102. Dra. Essa sua matéria descreveu bem o que tenho, posso apenas extrair o dente? E com isso a bolhinha desaparecerá?

    • Rafa, se houver indicação de extração, pode. A infecção deve se resolver e a “bolinha” sumir.

  103. Doutora,
    Estou com uma duvida, tirei meu ciso inferior esta semana, e parece que a gengiva esta solta e sinto uma ardencia, isso é normal ? Pois ja havia tirado outro e isso não tinha acontecido.

    • Como sua extração é bem recente, esses certamente são apenas sintomas comuns pós-operatórios, Amanda. Se persistirem, procure seus dentista pra reavaliar.

  104. Doutora, eu tenho quase 50 ANOS, na minha juventude perdi meus dentes da parte superior, hoje uso protese dentaria, so que com o passar dos anos vou ter que retirar todos os meus dentes, pois ocorreu o mesmo problema na raiz dos meus dentes, ficam pretos, e pra completar a situação meu dente quebrou e fiquei com medo de ir ao dentista, e o dente quebrou bem na raiz, e sempre esta inflamando, e aparece sempre um pontinho amarelo, e agora ele ja não esta mais saindo amarelo, sai com uma cor roxa, estou com medo, o que significa isso?

    • Ro, me parece que você tem um abscesso, liberando secreção de uma infecção. Se realmente esse e os seus demais dentes têm indicação de extração, seria bom fazer isso o quanto antes.

  105. Ola dra. Eu estou com um probleminha.
    Eu fiz uma obturacao ja faz algum tempo, agora ela quebrou um pedacinho e começou a irritar o lado da minha boca. O que eu faco ? Nao quero ir ao dentista d novo, o dente nao doi, mas o lado da minha boca sim, fica meio desconfortavel, eu queria saber se ha algo q eu possa fazer sem precisar ir ao dentista ? Please, me ajude.

    • Infelizmente não, Wagner. Não há nada que você possa fazer sozinho, é preciso procurar o dentista.

  106. Olá Doutora, fiz tratamento de canal com 17 anos por ter tido trauma numa queda. E depois de um tempo sentia dor e tive que refazer o canal, e depois de um ano comecei a senti dor novamente, e uma inflamação na gengiva, bolhas aparecendo, e ele refez de novo e me mandou tomar antibióticos, mas não parava de doer o dente, e tomei a decisão de arrancar, fiz certo?

    • Alda, difícil dizer. A extração é o último recurso. Sua decisão é até compreensível, mas não tenho como afirmar que esse era o último recurso apenas com base na sua descrição. O que está feito, está feito.

  107. Olá, doutora estou gestante de 27 semanas e notei que apareceu um caroço na minha gengiva embaixo da lingua, ao lado do dente de tras…. como se fosse uma bolha… eu consigo empurrar ele com a lingua, parece que está solto… sinto até a parte de baixo do dente quando empurro… parece que esse caroço vai soltar… mas não dói nem o dente… isso tem alguma coisa a ver a gestação, pois nunca tive isso, antes eu estava com a gengiva sangrando muito… devo me preocupar ? Corro o risco de perder meu dente ou de ser um cancer de boca… muitoo medoo, obg aguardo.

    • Paula, difícil dizer ao certo do que se tratar apenas com base na sua descrição… mas pode ter a ver com a gravidez, sim. Uma possibilidade que me ocorre é um granuloma piogênico (gravídico), o que não é incomum em gestantes. Se for isso, é uma lesão benigna, não precisa se preocupar, mas é essencial procurar um dentista pra avaliar. Quanto ao dente, em princípio, não vejo razão pra você perdê-lo.

      • Obrigada doutora.

  108. Doutora, eu tenho 10 anos e arranquei meu dente há alguns dias, e no mesmo local ficou um negócio preto que ta parecendo ser uma tripinha ou bolsa de sangue, gostaria de saber se é normal! Outra dúvida, tem um dente que estava com cárie e arranquei ele, assim eu acabo com o problema? Outra pergunta, eu tenho um canino que ta bem vermelho e começou desde que comi uma pipoca, o que será? Desde já obrigada!!!

    • Ana, provavelmente é apenas um coágulo, normal nesse caso. Sim, se o dente foi extraído, a cárie foi com ele… problema resolvido. O que está vermelho, o dente mesmo ou a gengiva em volta dele? Se for a gengiva, pode ser que uma casquinha de pipoca tenha entrado nela. Procure escovar bem o local pra ela sair.

  109. Meu dente, nao tem carie porem, ta com abscesso, ele é o incisivo central. Que TRISTEZA. É falta de higiene ? :(

    • Não necessariamente, John… depende. É preciso identificar a origem do abscesso pra saber a causa e tratar de acordo.

  110. Boa tarde, Dra. Ana
    Desde julho de 2014 tem me aparecido uma bolha branca entre o céu da boca e inicio da garganta (no canto superior direito). Semana a semana essa bolha aparece, não causa dor e dura aproximadamente 24h, depois desaparece, por isso é difícil alguém analisar. O que devo fazer?

    • Palmira, seria bom a análise de um médico otorrinolaringologista. Mas se é recorrente, pode ser algo que tenha a ver com queda de imunidade, por exemplo.

      • Obrigada pela resposta.
        Como já tinha consulta marcada no médico de familia falei-lhe da bolha, mas não mandou fazer nenhum exame. Receitou-me vitaminas.
        Fico preocupada porque a bolha arrebenta quando como e por isso estou a engolir o pus… não sera prejudicial? E por qué um Otorrino? Pensei que tinha que ser com um Dentista.

        • Sugeri o otorrino porque a bolha está muito próxima da garganta. Mas se ela estoura e dela sai pus, pode ser um abscesso dentário, o que revelaria uma infecção. Nesse caso, é preciso investigar qual dente está causando isso e tratar de acordo.

  111. Ola Dra. Morro de medo de dentista, e ainda nao cuidei dos meus dentes e tenho 4 deles, são queixais, e estão totalmente estragados, tem como extrair eles todos no mesmo dia? Pq não tenho tempo de ficar repousando por conta do meu trabalho, e outra, fui passar o fio dental e sem querer partiu ao meio minha gengiva, a parte q separa os dentes, pretendo colocar aparelho por eles serem tortinhos, como a gengiva está cortada por causa do fio dental tem como isso impedir q eu coloque aparelhos? Obrigada!

    • Késsia, sim, é possível extrair os 4 sisos de 1 vez só, mas depende da dificuldade dessas cirurgias. Seu dentista precisa avaliar você pra afirmar se dá ou não, no seu caso. Quanto à gengiva, isso não a impede de usar aparelho.

  112. Oi Dra. Ha um tempo atras eu brincando com o meu irmao bati com a boca no chão e um dente ficou meio que pra tras, pouca coisa, quase nao deu pra reparar, mas ficou doendo, cheguei ir ao dentista e ele ate tentou dar anestesia para mover o dente para ver se melhorava, como inflamou nao pegou a anestesia, e ele simplesmente passou remedio. Isso ocorreu exatamente uns 3/4 anos atras. Há exatamente quase duas semanas, eu brincando com o meu marido, levei uma cotovelada no mesmo local dia 7, terça feira, aconteceu a mesma coisa de anos atras, na hora so doeu e parou, no dia seguinte latejou, ficou dolorido, fiquei com o rosto super inchado, isso começou em uma terça, no decorrer foi saindo um pus e no sabado tinha desinchado, no domingo a recuperaçao foi total, ja estava normal. Fiquei mais ou menos de quarta, dia 7 de janeiro, até dia 11 em casa me recuperando. Hoje é dia 22 e estou com uma bolinha na gengiva meio avermelhada, quando aperto sai pouquissima secreção de pus. O q faço? São residuos?

    • Anny, pus é sinal de infecção. Há grande chance de você ter que tratar o canal desse dente. Sugiro que você procure um dentista pra avaliar o mais rápido possível.

  113. Ana, eu coloquei um piercing no smiley e agora saiu uma afta em um dos lados, o que eu devo fazer?

    • Kassy, “piercing no smiley”? Como assim?

  114. Bom dia Ana, estou com uma bolha na gengiva, doi muito quando mexo com a boca, nem para escovar, não da para me alimentar, o que você me orienta?

    • Procure um dentista, Kelly. Pode ser abscesso, é preciso identificar a origem da infecção e tratar de acordo.

  115. Ola Dra. Ana. Voce nao sabe o quanto fiquei feliz ao achar seu blog.
    Entao, nunca tive carie, já tirei meus 4 cisos, usei aparelho durante 5 anos, usei disjuntor palatino por um tempo e fiz tracionamento dos 4 caninos por estarem inclusos. Sempre usei fio dental e faço uma boa higiene bucal. Infelizmente, tenho DTM e estou fazendo o tratamento desde outubro do ano passado.
    Na verdade, em abril do ano passado, tive uma dor horrível na gengiva do canino esquerdo. Não próximo ao dente, mas mais na base, na altura da raiz pra baixo. Notei também uma bolinha dura na gengiva, mas na parte de dentro, perto da base da língua. Eu reparei que a forma que eu rangia os dentes me fazer pegar praticamente soh aquele canino, colocando bastante pressão sobre ele. A bolinha eh bem durinha e parece ate um ossinho. Antes de começar o tratamento da DTM eu fiz uma panorâmica e uma limpeza profunda com raspagem. Comentei com a periodontista e com especialista em DTM sobre a dor na área do canino, mas talvez não tenha sido tão enfática e, a panorâmica não acusou nada. Ambos disseram que minha boca estah saudável e que não há nada. Minhas gengivas não sangram e nunca vi pus na minha boca. Depois do tratamento, usando a placa e não rangendo o canino, área não doeu mais, mas quando eu passo o dedo posso sentir claramente que a região perto da base/raiz do canino eh bem mais alta, como se tivesse inchada, do que o lado direito, mas eh duro. Tanto a bolinha quanto essa área inchada estão na mesma altura. Se fosse atravessar uma linha acho que esses pontos se encontrariam. Antes de ontem eu esqueci de colocar a placa e acho que rangi o canino… Resultado, ontem e hoje estou com uma dor forte na região, que estah dolorida.
    Sexta-feira agora eu tenho sessão do tratamento de DTM e vou falar mais uma vez com o dentista, mas tenho receio dele achar que estou questionando o conhecimento dele. Sei que não dah para falar com certeza, claro, mas queria saber seu ponto de vista, sugestão do que fazer. O que mais me preocupa eh um lado ser maior que o outro e essa bolinha. Parece que nasceu um osso, sabe? Parece, pois eh essa a sensação que tenho ao tocar ou passar a língua na bolinha ou na parte inchada.
    Desde já obrigada pela atenção.
    Abs

    • Priscilla, se a dúvida é com relação ao canino, acho que vale uma investigação mais criteriosa, além apenas da radiografia. Um teste térmico, teste de percussão, de palpação… se esses testes forem normais, então está tudo ok, e esse inchaço tem alguma outra origem.

      • Obrigada Dra. Ana!

  116. Boa tarde, doutora.
    Tenho uma filha de cinco anos que já perdeu os dois dentes de leite inferiores e inclusive já cresceu os permanentes.
    Já tem alguns dias, notei que os dois dentes superiores estavam moles. Assim um deles ficou mais mole, chegou a escurecer e um dia ela foi escovar os dentes e reclamou de dor nesse dente. Desde então o dente estava mais para baixo, aparentando estar maior que os demais. Hoje a tarde o dente caiu, sangrou um pouco e minha filha se queixou de dor. No entanto, quando fui ver o dente saiu normalmente mas ficou um pedaço vermelho, no lugar do dente. Algo que aparente ser um pedaço de gengiva, mas ficou grande, tomando o local do dente. É normal isso acontecer ou devo procurar um dentista?
    Grata.

    • Em princípio, tudo normal, Ana. Provavelmente é só um tecido de cicatrização, em poucos dias deve ficar da cor normal da gengiva.

  117. Comecei um tratamento de canal, antes o dente nunca havia doido, mas depois que comecei o tratamento começou a doer e latejar, sentia uma pressao no dente, fui no dentista novamente, ele concluiu o canal, aliviou a dor, mas ainda continuou latejando, e agora apareceu um caroço em cima do dente, o dentista me receitou alguns medicamentos e disse que se ñ desaparecesse o carocinho teria que abrir novamente, sera que terei que extrair meu dente?

    • Flavia, não vejo razão nenhuma pra extração. Você parece estar com um abscesso, o que deve se resolver com a medicação e o próprio tratamento de canal, em si.

  118. Olá, doutora! Os meus dentes sisos estão nascendo e estou passando por todo processo de incômodo. Há poucos dias reparei que na minha gengiva havia uma bolha de pus. Gostaria de saber se tem a ver com os sisos que estão nascendo ou se é problema com algum outro dente (pois a bolha não está acima do siso que está nascendo, e sim de um dente próximo a ele). O que devo fazer?
    Grata!

    • Pode ser do siso ou pode ser de outro dente, Laura. Imagino que a “bolha” seja uma fístula, um “caminho” intraósseo que o pus faz pra ser expulso. Pra se ter certeza da origem da infecção – se do siso ou de outro dente – seria preciso rastrear a fístula (um procedimento radiográfico), porque às vezes o “caminho” se afasta do dente envolvido na infecção. Procure um dentista pra avaliar.

  119. Boa noite Dra Ana Tokus,
    Fiz canal no dente elemento 15 (lado direito), pois apareceu uma fistula. Os curativos do canal foram feitos + ou menos por 3 MESES, e a fistula nao sumia. E acabei fazendo uma cirurgia na gengiva no dia 12/09/14, quando foi dia 26/12/14 adivinha quem aparece, a tal BOLINHA. Minha dentista falou em fratura radicular e me orientou a fazer uma tomografia, caso positivo, tenho que extrair o dente. Agora fiquei completamente desacreditada, ja estou na 3 dentista, o que gastei ja podia ter feito com a extração do dente um implante. Dra gostaria de uma orientação sua. Comecei o trat. em 21/05/13. Agradeço sua atençao e aguardo sua orientaçao, obrigada.

    • Cecilia, o melhor a se fazer no momento é a tomografia, pra confirmar – ou não – a fratura. Se a raiz estiver fraturada, realmente é caso pra extração. Se não estiver e a fístula tem origem no canal desse dente, trata-se de uma infecção mais resistente, mas a indicação continua sendo de tratamento de canal.

  120. Doutora, comecei a fazer um canal e parei por falta de tempo, e tem dois meses que começou a doer, ai apareceu uma bolinha do lado dele com pus e sangue.
    Todo dia sai pus e a bola ta enorme, o q devo fazer? O q tomo pra melhorar?

    • Tania, isso é um abscesso, e a causa certamente é a infecção no canal do seu dente, que não tratada. Não é uma questão de tomar remédio – pelo menos não só isso – é preciso procurar seu dentista e concluir o tratamento. Eventualmente esse inchaço vai embora, mas se você não tratar, vai voltar… pode ter certeza.

  121. Ola doutora, tire minhas dúvidas, eu escovo os meu dentes com frequência e eu observei que meus dentes estao criando placas, o que esta me dando mau halito, e eu tenho minha filha de apenas 5 anos de idade, estou levando ela ao dentista, ela pode extrair o dente de leite e no dia seguinte obturar outro de leite, sera que é perigoso no uso de anestesia local, por favor me oriente obg.

    • Wagna, pode ser tártaro, e aí você não consegue remover só com a escovação, o dentista precisa intervir. No caso da sua filha, é possível sim, a anestesia odontológica é muito segura.

  122. Olá… Fiz tto de canal no dente 37 há 50 dias e logo na primeira sessão formou uma bolsa (uma espécie de inchaço) na base dos dois últimos dentes (36/37), no osso (segundo dentista). O dentista fez a segunda sessão dizendo que iria diminuir e me passou anti-inflamatórios e antibiótico, segundo ele isso iria passar. A medicação não foi efetiva. Essa bolsa/bola/caroço veio diminuindo com o tempo, mas hoje parece que estagnou ou diminui muito lentamente, e não tem formação de pus como fístulas, é um caroço consistente, duro. Troquei de dentista e esta disse que isso era um acúmulo de coleção do dente tratado e que com o tempo o corpo irá absorver. Na radiografia o canal aparece muito bem tratado e ao redor não tem indicativo de nada, segundo ela. O que me incomoda é que essa bolinha é dolorida ao toque. Eu sinto uma leve sensibilidade dolorosa (percussão) no dente que foi tratado e se mexo na bola, a região fica toda dolorida. Gostaria de saber se isso pode realmente acontecer, se essa bola vai ser absorvida e se a dor no dente 37 pode ser oriunda desse acúmulo de secreções, ou o dente precisa de retratamento? Obrigada!

    • Joana, quem dera todo leitor explicasse a situação tão bem quanto você. :)

      Tudo o que você relata é esperado depois da conclusão do tratamento de canal. Os tecidos em volta das raízes do seu dente ainda estão em processo de cura, e o “caroço” certamente será reabsorvido pelo organismo. A dor à percussão também é comum nessa fase.

  123. Dra. Estou refazendo um tratamento de canal, tenho latejamento e com a pressão que o dentista fez meus labios racharam e ficou em ferida. Minha pergunta, sou alergica a todo tipo de antibiotico, o que devo fazer? Obrigada.

    • Any, dificilmente você é alérgica a TODO tipo de antibiótico. Sempre há uma opção. De qualquer forma, você não precisa, necessariamente, tomar antibiótico. Apenas informe seu dentista da alergia e ele, se for necessário antibiótico, vai prescrever de acordo com as suas necessidades.

  124. Doutora, na parte do lado da minha gengiva q eu nao sei o nome, tem uma bolinha e ela só soi quando ei encosto a bochecha ou vou escovar o dente. O que eu devo fazer?

    • Carol, como é essa bolinha (cor, tamanho, etc.)? Sai alguma coisa dela? Me explique melhor…

  125. Doutora, estou com uma abscesso pequeno, não dói e está pouco inchado, mas fica saindo pus o dia inteiro, o dentista disse que tenho que arrancar esse dente (siso), estou fazendo bochechos com água morna e sal e Periogard, não seria o caso de um antibiótico, afinal estou engolindo esses pus, a sra. poderia me passar dentistas no Rj que atendam pacientes com fobia?

  126. Eu tô com uma bolha na gengiva e minha língua arde muito quando uso o enxaguante bucal.
    Se eu for no plantão médico ele pode me passar um remédio ou é só com dentista?
    Tem algum produto na farmácia que eu possa comprar que ajuda?
    Estou sem grana pra ir no dentista…

    • Lucas, um medico pode prescrever um remédio pra você, sim. Mas não vai resolver nada, só vai aliviar os sintomas de forma temporária, porque me parece que você tem uma fístula, como explico no texto, o que revela uma infecção. É preciso determinar a origem da infecção (é provável que seja o canal de um dente) e tratar de acordo. Compreendo a questão financeira, mas sugiro fortemente que você procure um dentista pra, pelo menos, fazer um curativo endodôntico (se for o caso). Não é questão de fazer o tratamento todo, mas de alguns procedimentos de urgência.

  127. Doutora, meu siso inferior ta nascendo, mas ainda nao saiu pra fora da gengiva, porem uma parte da gengiva ta sendo empurrada pra cima do segundo molar e eu acho que isso causou uma inflamacao no local, porque sai pus e as vezes doi (mas nao é uma dor aguda), conversei com a minha ortodontista, ela disse que eu devo extrair esse dente, pq nao tem espaço na minha boca, so que a minha consulta com a outra dentista pra extracao é só na semana que vem, estou tomando um anti-inflamatório e queria saber o que posso fazer pro pus parar de sair ou alguma coisa que fizesse diminuir, pq isso ta me deixando com um halito horrivel, nao importa quantas vezes eu escove os dentes. Pensei em fazer bochechos com periogard, mas nao sei se funcionaria.

    • Cecilia, por enquanto, fazer bochecho com Periogard e higienizar bem o local deve ajudar. Mas é essencial que sua dentista avalie pra ver se há necessidade de alguma intervenção ou medicação específicas.

  128. Doutora, ha 20 dias comecei a sentir uma dor de garganta e muita ardencia na língua, além de placas brancas, fui ao otorrino e ele me disse ser candidiase oral, fiz vário exames de sangue para ver o porquê da minha imunidade estar baixa, não deu nada, fiquei fazendo uso de nistatina, melhorou, mas nos últimos dias voltou, reiniciei o tratamento, nesse mesmo tempo um dente que preciso extrair apareceu com uma bolinha do lado saindo pus direto, não dói e está muito pouco inchado, mas sai pus todos os dias, fui ao dentista e ele disse que tenho que tratar essa cândida para extrair, me mandou fazer bochechos com periogard e água morna e sal, so que não melhora, está sempre com pus, estoura e enche novamente horas depois, não seria o caso de um antibiótico ? Estou com medo dessa infecção principalmente com a boca já tão fragilizada pela cândida, isso está me deixando nervoso.

    • Andre, bochechos com água e sal e Periogard não têm qualquer efeito sobre a candidíase. Se o que atrasa a extração do dente, segundo o seu dentista, é a candidíase, não faz sentido esses bochechos. Quanto à infecção, você tem um abscesso e, dependendo do caso, está indicado o antibiótico, sim. Vale a avaliação do dentista quanto a isso.

  129. Não sei se fico feliz ou mais preocupada com minha situação depois de ler esses relatos.
    Ha 6 anos desgastei meus dentes frontais superiores que havia fraturado diversas vezes para colocar faceta de porcelana. Em outubro de 2013 a faceta caiu e eu fiquei umas 3 horas com a polpa exposta. O dentista do posto colou com um cimento e no dia seguinte fui ao dentista retirar, limpar e colocar com o adesivo correto. Dai em diante comecei com sensibilidade. Nada de gelado, quente, ar, agua, tudo doía. começou a doer a ATM, fui no bucomaxilo, em um dentista especialista e em outro e todos nada dizendo sobre a sensibilidade, só querendo fazer placas, depois de vários raios x e moldes de gesso, retornei ao primeiro dentista, a essa altura abril, meu dente parecia mole e gigante na boca, nao dava para tocar e parecia que todos os dentes estavam entortando na boca porque eles se tocavam. Ele desgastou um pouco, alinhou com resina o dente de baixo e me fez uma placa (julho). Tomei kilos de remédios (blacofen, spidufen, tilex, rivotril, corticotein, dorflex) e usei a placa durante 3 meses seguidos. só tirava para comer. Fui em outro dentista, já era o 4, e ele tirou novo raio x e disse que a raiz estava viva, mas no teste de sensibilidade meu dente tava morto (outubro\14). Voltei no dentista que fez a placa, nada de alteração na mordida, como nao tinha mais sensibilidade, comecei a usar só para dormir. Mas a bola que cresceu dentro da boca, sobre o dente (que caiu a faceta) bem embaixo do nariz não sumiu. Doi se passo a mão, do dente doi se toco (por cima e nao mais por baixo) e a bola prejudica minha respiração. Parece que a narina esta sempre entupida. Percebo que quando fico estressada todos os sintomas pioram. Estou sem plano de saude, mas queria ir num otorrino e pedir uma tomografia. Já faz mais de um ano e a bola continua lá. No ultimo raio x o dentista disse que nao era pus, mas nao diz o que é. Só diz que o tratamento de canal vai deixar meu dente fraco e escurecer e talvez até quebrar a faceta. O que faço? É possivel nao ser do dente esta sobressaliência na gengiva?

    • Josiane, não tive a oportunidade de examiná-la, então não posso afirmar o que está acontecendo. Mas seu relato é bem típico de um abscesso (uma coleção de pus dentro da gengiva com origem em alguma infecção). Não dá pra entender como “o dentista diz que não é pus mas não diz o que é”… ele realmente não tem como saber o que é só de olhar, mas fico aqui me perguntando sobre o porquê de não tê-la encaminhado pra fazer uma biópsia, então. Sim, a “bola” na gengiva pode não ter nada a ver com o dente mas, sinceramente, parece que tem a ver, sim.

      Se seu dente dói desse jeito e o teste de vitalidade acusou o nervo morto, é caso pra tratamento de canal… NÃO É ALGO OPCIONAL e que “se fizer o dente vai escurecer”. Ora, se você já desgastou os dentes pra faceta, a preocupação com uma possível alteração de cor do dente não faz sentido. Minha sugestão é: procure um dentista especialista em tratamento de canal (endodontia) pra resolver isso. Com o dente tratado, ausência de dor e a infecção sob controle, aí é hora de pensar numa nova faceta ou em alguma outra solução restauradora.

  130. Boa noite, Dra.
    Ha mais do que um ano apareceu uma bolinha branca na minha gengiva, na frente de um dente cujo canal já foi tratado e retratado ha uns 6 anos. Após algumas semanas essa bolinha sumiu espontaneamente, depois voltou novamente. Foi retirada a coroa e colocada medicação na raiz, o que fez sumir a bolinha por vários meses e o raio x indicou que a perda óssea tinha regredido muito. Acontece que ha 3 meses essa bolinha branca reapareceu, foi tentado uso de um laser vermelho moderno pela fistula, que nada funcionou. Agora, estou com 2 bolinhas… a perda óssea aumentou bastante e os raios x e ressonancia não mostram onde está o problema na raiz… bem, lendo suas respostas, a minha dúvida é: como saber se seria realmente um problema na raiz (como me afirmaram) ou na gengiva? Que tipo de dentista especialista nesse problema posso procurar em São Paulo? Muito obrigada!

    • Cristina, o exame radiográfico certamente mostra alguma coisa, até porque você fala em perda óssea. Eu sugiro que você procure um dentista especialista em endodontia (tratamento de canal) pra rastrear a fístula e determinar a origem da infecção.

  131. Olá, ha quase 2 semanas fui escovar o dente e bati a parte dura da escova na bochecha, apos isso ficou dolorido e parece que virou afta, porem agora esta uma parte branca da bochecha, mas não doi nem nada, o que pode ser ?

    • Katelyn, certamente é a sua bochecha em cicatrização. Mais alguns dias e o aspecto dela deve voltar ao normal.

  132. Drª. Ana… Ganhei um abscesso de presente neste fim de ano, e como todos tenho minhas duvidas. O meu dentista me deu cimelide e dorilen, tomei o remédio como ele receitou, melhorou a dor e o abscesso parecia q ia diminuindo, isso em 4 dias. Bom, o inchaço tinha melhorado uns 85%. Outro detalhe é que o abscesso tava com cara de estourar pra fora da bochecha ou embaixo do queixo, entao com muito afinco fiz varias compressas frias no lado de fora e quente do lado de dentro, que acho que deram certo, pois começou a inchar a gengiva ao lado do dente (é um molar de baixo) como se tivesse puxando. Mas com isso, voltou a dor e um pouco do inchaço. Fui no dentista dia 31/12/2014. E agora vai inchar de novo? Tenho que comprar mais anti-inflamatório? Ah quase esqueço, a fistula já apareceu perto do dente (mas nao sai nada ou sumiu). Tudo isso em 5 dias. A dúvida tbm é que até 1 dia e meio atras nao tinha sinal de nada na gengiva (soh um pokinho inchada) e agora que apareceu o abcesso dentro da boca. Vai inflamar? Mais remedio? Por favor gostaria que ajudasse a entender o que vai acontecer nos proximos dias… desde jah agradeço DRª…

    Drª… novidades, o abscesso estorou… a dor entao provavelmente foi o abscesso aumentando ao ponto de vazar por si só… a quem viu a primeira msg… o meu abscesso no começo parecia que estouraria na bochecha, ou ateh no queixo… mas o que me salvou foi a ORIENTAÇÃO do meu DENTISTA aliada a MEDICAÇÃO… e por fim e não menos importante a COMPRESSA com GELO no rosto e o BOCHECHO com ÁGUA MORNA e SAL, que foram feitas muitaaasss vezesss. E agora DRª frente essa nova informação devo voltar ao dentista para sanar de vez o problema do dente, neh? Ah, a dor passou, nao sinto absolutamente nada, que alivio (minha esposa que o diga)… espero que meu relato ajude tb outras pessoas…

    • Michel, obrigada pelo relato. Como só estou respondendo agora e você enviou 2 comentários complementares, juntei os 2 num só.

      Um abscesso, em sua fase aguda, é exatamente como você descreveu: incha, dói, lateja, parece que vai “explodir”. Ainda bem que você não fez compressa quente no rosto, porque isso realmente aumentaria as chances do abscesso drenar pela pele, e não pela gengiva. Agora que o pus drenou, os sintomas se amenizam, o que é ótimo. Mas agora é preciso identificar a causa do abscesso e tratar de acordo. Se for o canal de um dente, por exemplo, será preciso tratar o canal. Se for a própria gengiva, pode ser necessário fazer uma raspagem ou outro procedimento.

  133. Oi doutora, eu tenho 19 anos e cuidei mt pouco dos dentes, agora estou sofrendo, pois fiz um novo tratamento de obturação ja tem uns 20 dias e ate hj n consigo comer com o dente, e pra piorar hoje no dia do meu niver acordei com uma bola meio branca inchada na parte de tras do dente de cima, isso e normal? O que eu faço? Me ajuda por favor, eu ja tive varias vezes desde pequeno inchaços na gengiva com mt dor, e normal?

    • Oi Pedro, feliz aniversário :)

      Não, os sintomas que você relata não são normais. Não sei se o dente da “bola branca” é o mesmo que foi restaurado, mas pode ser que isso seja um abscesso, o que revela uma infecção. Sugiro que você procure um dentista assim que possível pra confirmar – ou não – isso e tratar de acordo.

      • Mt obg doutora, e no dente que eu fiz a obturação a unica coisa que desincha um pouco é agua oxigenada, devo continuar usando uns dias pra ver se melhora ou correr para um dentista?

        • Não Pedro, não aconselho bochechos com água oxigenada, não é um antisséptico apropriado e pode fazer mal à mucosa da sua boca e à sua gengiva. Corra pro dentista!

  134. Dra. bom dia !
    Fiz um tratamento de canal no meu dente ha aproximadamente 15 dias. 7 dias depois de ter feito percebi que a gengiva começou a doer e que tinha surgido um carocinho, que por sinal doi muito.
    Acredito que nao seja uma fistula, porque olhando na gengiva ela nao aparece, so quando passo a lingua, e nao vi nenhum relato a respeito.
    Esperei alguns dias para ver se criava uma bolhinha… mas nao !!!
    Continua um caroço abaixo da gengiva, so nao doi tanto mais porque estou tomando diclofenaco e o cimelide.
    O que pode ser?
    Desde ja muito obrigado.

    • Valentino, se o tratamento de canal foi devidamente finalizado, provavelmente é a dor do período pós-tratamento, o que pode levar uns dias. Seu dente e os tecidos em volta dele ainda estão em processo de cura / cicatrização, então não é incomum que incomode um pouco. A tendência é da dor ir diminuindo, se isso não acontecer, procure seu dentista pra reavaliar.

  135. Obrigada de ter respondido, vou voltar ao dentista. So mais uma duvida (desculpe o abuso): um canal pode deixar essa sensibilidade na gengiva?

    • Um tratamento de canal recente, pode. Pois os tecidos em volta da raiz do dente ainda estão se recuperando da inflamação / infecção.

  136. Extrai o dente de baixo do fundo e depois de três meses apareceu uma bolha, ela estourou mas voltou, não doi so incomoda, e so doi se eu mexer, ee ela ta vermelha, o que pode ser? Tenho 32 anos.

    • Cassia, parece ser uma fístula, como explico no texto. Sugiro que você procure seu dentista pra verificar se é o caso e qual a origem do problema, pra então tratar de acordo.

  137. Oi Dra Ana,

    Tenho um canal que já tem 16 anos e percebi que ele foi escurecendo com o tempo, ficando um lado da raiz com uma cor na tonalidade do café. Ano passado fiz um coroa nesse mesmo dente e sentia um certo incômodo até que ele passou, acho que por conta do período de adaptação. Enfim, coincidentemente, numa escovação apressada bati a ponta da escova loga abaixo dele e 3 dias depois apareceu uma fístula que já está com uma semana. Pergunta: Será que pode ser resultado da batida da escova ou ser proveniente do dente? Pergunto isso porque não vi nenhum relato de pessoas que tiveram /tem fístula por conta de algum impacto na gengiva. Desde já agradeço.

    • Francisco, pelo seu relato não é uma fístula, apenas uma afta causada pela batida da escova. Observe pelos próximos dias, se o ferimento persistir, consulte um dentista.

  138. Ola doutora, tinha um pedacinho de amendoim enganchado no meu dente, ai eu fiquei passando a língua, dai nasceu um pequena bolinha branca atras do dente da frente, e doi e dá gastura quando eu como! O que pode ser isso?

    • Pode ser uma pequena gengivite local, Paulo. Procure higienizar bem o local. Se continuar assim nos próximos dias, procure um dentista pra avaliar.

  139. Oi dra. Ana, eu estou com a minha gengiva grande (inflamada) e ela sangra muito, principalmente quando escovo. Fui ao dentista mas ele não soube o que era, mas soube que é gengivite, certo? Então, o que devo fazer para ela sarar? O que devo usar ?

    • Sarah, gengiva sangrando de forma generalizada ao escovar – ou de forma espontânea – é um sinal clássico de gengivite. A hiperplasia (quando a gengiva “cresce”), também é um sinal disso. Procure escovar MUITO BEM os dentes, mesmo com o sangramento (não tem problema, deixe que sangre). Aos poucos a presença constante de placa bacteriana – que é o que está causando a inflamação- vai diminuir, e o sangramento e a gengivite serão controlados. Se isso persistir, procure novamente um dentista.

  140. Estou com uma bolha na gengiva e o meu dente esta mole, e a bolha doi, o q eu faço? Tenho 12 anos.

    • Peça pra um responsável acompanhá-lo a um dentista, Vitor. A “bolha” na gengiva revela uma infecção, que pode ser na própria gengiva ou no canal desse dente que tem mobilidade. É preciso avaliar e tratar de acordo.

  141. Ola Dra, minha historia é longa, vou resumi-la. Durante uns 10 anos fiquei sentindo uma dor em um dente (uns dois dentes antes do siso), e com ibuprofeno ela passava. A dor era esporádica, as vezes doía ao comer, latejava e passava. Fui no dentista e ele me disse que doia pq tinha tratado uma carie grande, que estava proxima do canal e por isso esse incomodo. Até que um dia tive um abscesso, tratei o canal e ficou um 15 dias dolorido, retornei ao dentista e disse que estava td bem e que demorava pra cicatrizar mesmo. Fui a outro dentista que fechou o dente, mas sempre tive sensibilidade onde havia aparecido o abscesso. Na verdade ele nao doía, mas toda vez ao escovar os dentes tinha essa sensibilidade. Faz uns 4 meses que terminei esse dente e apareceu novamente uma bolinha na gengiva, no mesmo lugar. Como disse ela nao dói, só se ponho a mao ou escovo o dente a sinto dolorida. Estou tomando Nimesulida ha 2 dias e a sensibilidade tem diminuido, porem a bolinha continua. Por favor me ajude, pq ja nao sei o que pensar desse dente. É muito tempo que tenho problema com ele.
    Ficaria extremamente grata se respondesse. Obrigada.
    Deus abençoe.

    • Paula, pelo seu relato o abscesso permanece. Ou há um novo abscesso. Se a origem dele for o dente com canal tratado, é preciso considerar a possibilidade de ter que retratar o canal, já que a infecção não está controlada. Mas a origem do abscesso pode ser outra, como um dente ao lado ou a própria gengiva. É preciso reavaliar o seu caso.

  142. Doutora, tenho que extrair meu siso inferior, mas há um mês apareci com sintomas de refluxo, minha boca e garganta ardem e estou pesquisando isso, até cândida oral tive, agora ao lado desse siso apareceu uma bolinha que fica o dia inteiro saído pus e isso já tem 15 dias, fui em uma dentista e ela disse que tenho que extrair, só que não vejo como isso agora, estou sofrendo com esse refluxo, nem como direito, já emagreci 10 kg e estou muito nervosa pra fazer essa extração, ela pediu pra bochechar com clorexidina, mas até agora não adiantou, sai pus o dia todo, não dói e é muito pouco inchado, o que faço ?

    • Renata, se há indicação de extração, é preciso extrair. A clorexidina ajuda na higienização, o que é importante em quadros de infecção, mas não cura a infecção. Independente do problema de refluxo, é essencial fazer essa extração logo, entendo a sua ansiedade a respeito, mas uma coisa não interfere na outra.

  143. Doutora, me ajude por favor… teve dentista que largou meu canal pq reclamava que o plano pagava pouco… fiquei sem plano de dentista e com o dente aberto e quebrado por 1 ano… a coroa toda quebrou e ficou, creio, que só a parte interna do dente, e já umas 2 semanas que onde estava o buraco do dente nasceu uma bola enorme com a cor da gengiva, dolorida e quando mexe nela sai sangue, será que é um tumor? Procuro a emergencia do bucomaxilo ou um cirurgião dentista? Me ajude, obrigada.

    • Camila, ambos podem ajudar. Mas me parece que você tem um pólipo pulpar (explico o que é isso aqui –> http://medodedentista.com.br/2012/08/gengiva-dentro-do-dente-polipo-pulpar.html ), então é preciso avaliar se ainda dá pra tratar o canal do dente ou se é caso pra extração. Se der pra tratar o canal, um dentista (endodontista ou clínico geral) será mais útil que um dentista cirurgião bucomaxilofacial. O importante, mesmo, é que você procure tratamento.

  144. Ola, meu nome é Nagila, tenho 16 anos e estou com uma bolinha branca na gengiva, ela nao doi, aparece da noite pro dia e toda vez que eu escovo meu dentes ela desaparece e nao aparece durante o dia todo, pode ser algo grave ?? Devo procurar um dentista ou pode ser passageira essa bolinha ???

    • Nagila, essa “bolinha” parece ser uma fístula, como explico no texto. Sim, você deve procurar um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  145. Doutora, fiz o canal do meu molar 16 no dia 15/12, na hora não senti dor, mas depois que a anestesia passou, senti dires insuportáveis. A dentista passou nimesulida, mas não tava adiantando, no dia 17/12 criou uma bolha gigante que ocupou metade do céu da minha boca e a dor multiplicou, fui num dr de emergência que receitou amoxicilina, no dia seguinte a bolha estourou sozinha, mas a secreção que desceu pela garganta a deixou inflamada, e isso impede de eu comer. Estou em desespero! O que devo fazer?

    • Natália, você relata ter um abscesso. O antibiótico deve ajudar a controlar a infecção, mas é essencial que você volte na sua dentista pra verificar a razão desse abscesso. Quanto à dor de garganta, não há muito o que fazer a não ser partir para ações paliativas, como chás, pastilhas, sprays… desses comumente usados em casos assim.

  146. Bom dia, Dra.

    Realizei um canal no dente e após um tempo ele veio a quebrar, porém, dps de um tempo minha gengiva ficou muito vermelha e doendo, e fui ao dentista que me receitou antibiótico e melhorou e disse pra eu procurar um dentista e fiz. Vou ter que extrair esse dente, porém, minha gengiva voltou a ficar vermelha e nasceu uma bolinha, mas pelo que vejo não é pus, parece de água mesmo, e não dói o dente, só a gengiva que está bem vermelha, meu dentista só volta ano que vem devido às férias. O que pode ser??

    • Daniela, a “bolinha” deve ser uma fístula sim, mesmo que o que sai dela não pareça pus. Se a origem do problema fu o dente com canal tratado, deve ser necessário retratar o canal. Pode ser uma infecção resistente, por exemplo.

  147. Oi Dra., meu filho completou 4 anos e esta tratando os dentes desde fevereiro, e quando estavamos terminando o tratamento o dente da frente amoleceu e a odontopediatra pediu raio x e constou q a raiz estava fraturada de tanto ele bater, ai ela disse q era pra arrancar ou tentar tirar a polpa do dente e colocar curativo e foi isso q ela fez dia 5, ai a bolhinha q tava acima do dente saiu, mas agora voltou maior e amarela. A proxima consulta e dia 19/01 mas ele nao reclama de dor. Tenho medo dela arrancar o dente dele, to apavorada. Devo procura-la antes? Sera necessario arrancar mesmo?

    • Mary, se seu filho não está com dor, acho que não será necessário antecipar a consulta. Mas a possibilidade de extração permanece, principalmente se a raiz desse dente está fraturada. Vai tudo depender do controle dessa infecção. Caso seja necessário extrair, não se preocupe, nesta idade já tem muita criança “banguelinha”, meu filho mais velho não tem esse dente desde os 3 anos, pra você ter uma ideia. Lá pelos 6 anos, o permanente nascerá normalmente.

  148. Eu estou com uma bola dentro do meu dente, é meio dura, e ao redor dele esta inchado. Estou esperando desinflamar para ir ao dentista. O que seria isso?

  149. Olá Doutora… Extrai o dente 47 e por indicação vou usar o 48 como molar “substituto” do 47. É fato que vou fazer o canal do 48, estou com consulta marcada e tudo. Acontece que no lugar onde extrai o 47 tem uma bolha grande que esta até o 48. O dente em si não dói e esta com curativo até fazer o canal. Essa bolha apareceu do dia pra noite e faz quase um mês que extrai o 47. Não tem nenhum dentista a atender nessa época do ano e fiquei demasiadamente preocupada. Não queria um diagnóstico, só saber se há algo a fazer quanto a esta bolha antes de tratar o canal e se deveria procurar um medico. Obrigada. Parabéns pelo trabalho. Um abraço!

    • Karina, como é essa bolha? Sai alguma secreção dela? Dói a gengiva? Em que local da gengiva ela está especificamente? Não consegui “visualizar” pela sua descrição.

  150. Eu fiz limpeza no meu dente segunda e hj, quinta-feira, a gengiva so de um dente inchou, fez tipo de uma pelinha atras do dente, o que pode ser isso?

    • Pode ser uma pequena inflamação, talvez até por causa da limpeza, já que o dentista “mexeu” na região. Deve regredir de forma espontânea, se persistir, procure seu dentista e relate o problema.

  151. Oi doutora, eu coloquei um piercing no freio da língua, só que ela ta inchada e parece que na parte da frente da língua ela ta amortecida, o que eu faço ? É normal isso ?

    • Emy, se você o colocou recentemente, pode ser que os tecidos ainda estejam em cicatrização… mas “normal”, não é. Sem querer ser chata, o melhor que você poderia fazer, considerando o aspecto da sua saúde, é tirar o piercing.

  152. Doutora, tem uma bolinha na minha boca, bem nessa “prega” da frente (não sei como chama) perto da gengiva. É uma bolinha da cor da gengiva, não parece ter pus nem parece afta, é bem pequena mas dói, especialmente se eu aperto embaixo do nariz. O que pode ser isso? Obrigada.

    • Estela, pode ser uma fístula, como explico no texto. Procure um dentista pra avaliar, se for esse o caso e a origem da fístula for o canal de um dente, será preciso tratamento de canal.

  153. Dra. Ana, olha eu de novo aqui, já q vc trabalha como dentista, talvez possa explicar um pouco sobre o q vou lhe falar, de uns dia pra cá tenho notado na parte de dentro de minha boca, nos dois lados de minha bochecha, esta áspero (com uns carocinhos pequeninos), eu coloco a lingua dá impressão q vai furar a bochecha, não dói nem coça, só tem esse circulo com esse carocinhos. Se possível vc poderia me explicar? OBG :)

    • John, não dá pra eu afirmar do que se trata apenas com base na sua descrição, pode ser UM MONTE de coisas. Pode ser uma reação a algo que você comeu, podem ser lesões como leucoplasia ou líquen plano, pode ser uma hiperqueratinização… depende. Procure um dentista pra avaliar clinicamente.

  154. Olá dra! Semana passada fui a uma dentista fazer uma limpeza. Ela nao passou nenhum produto, apenas fez uma raspagem. Sangrou muito. Logo após surgiram bolhas embaixo da língua, e na farmácia me falaram q era sapinho! Estou fazendo bochecho com nistatina. Porém tb estou fazendo o clareamento em casa, e comprei uma escova de dentes nova. Agora minha gengiva esta super sensível. E doi toda vez que escovo ou enquanto eu como. A gengiva sensível se da por causa do branqueamento, da escova de dentes nova, ou do sapinho??? Devo interromper o clareamento? Posso ter pego sapinho do consultório da dentista?

    • Gabriela, das 3 coisas. Interrompa o clareamento enquanto faz o tratamento do “sapinho”. Não acho que você “pegou sapinho”, até porque, sendo adulta, você já entrou em contato com a Candida albicans (o fungo causador da candidíase) antes, se o “sapinho” está se manifestando a causa pode ser uma baixa de imunidade, por exemplo. Ainda: eu não estou certa de que você esteja MESMO com candidíase, pode até ser, mas o balconista da farmácia não é médico nem dentista pra diagnosticar você. Se for “sapinho”, deve regredir com a Nistatina. Sobre o assunto você lê aqui –> http://medodedentista.com.br/2014/08/sapinho-e-normal.html

  155. Bom dia doutora, acho q minha gengiva ta inflamada, doi muito e vive sangrando, não aguento mais :/
    Qual é remédio adequado para essa situação? A unica coisa q estou fazendo é bochechando a boca com água morna e sal, pq dizem q é bom, mas não vejo muito efeito :(
    Ha umas 2 semanas atrás fui ao dentista e ñ tava totalmente inflamada ainda, mas ja tava um pouco pq qd eu escovada os dentes sangrava, ai ela me disse que isso era falta de fio dental, que com o tempo eu passando iria parar de sangrar. Nesse dia fiz apenas uma limpeza, ate que dps disso qd eu escovava ñ sangrava mais, mas ai ñ sei pq, mas eu acho que feri a gengiva comendo um salgadinho e dps disso ficou inchada e começou a doer e sangrar naquele lugar.
    O que faço doutora ? :/

    • Sophia, sua descrição é clássica de gengivite. Bochechar água e sal não adianta nada, você precisa é caprichar MUITO na higienização, tanto com o fio dental quanto na escovação. Vai continuar sangrando por um tempo, mas o sangramento vai diminuir e deve parar.

  156. Olá doutora.
    Ha algum tempo atrás tratei o canal de um dente, durante um tempo sentia leves incômodos, e recentemente não conseguia nem tomar água gelada, que sentia muita dor, porém essa dor parou, e tem uma espécie de uma bola dura, digamos que na raiz do dente, e quando passo o dedo, incomoda e da pra ver que é dura. O que pode ser?

    • James, a sua descrição é clássica de necrose pulpar e abscesso. O dente parou de doer com água gelada porque o “nervo” dele “morreu”, digamos assim. Procure um dentista pra avaliar, mas me parece que será preciso tratamento de canal.

  157. Bom dia, Dra. Ana
    Então, passei ontem no cardiologista, ele me deu a carta para fazer anestesia sem vaso constritor. Mas o que me preocupa é para extrair o dente, gostaria de saber a sua opinião, como tenho gengivite e periodontite, e essa bolha com pus faz 5 meses que eu tenho e ainda não fui resolver o problema. Eu vou extrair os 2 dentes, esse com o canal mal feito e o outro que está com a cárie na raiz, teria necessidade de tomar antibiótico antes do procedimento? E qual seria a dosagem? É que o outro dentista que eu passei disse que tinha que ser 24 horas antes do procedimento, e depois continuar tomando por 7 dias, mas a dentista que eu passei agora disse que 2 horas antes já era o suficiente, aí eu não entendi. E tem dentista que manda tomar 7 dias antes de começar o tratamento. Sobre a anestesia sem vaso constritor, a dentista disse que ela pode não pegar no dente e eu poderia sentir dor, mas eu já extraí o dente com essa anestesia e não senti nada, é verdade o que ela disse sobre a anestesia? E o dentista disse também que teria que extrair um dente cada vez, mesmo que pudesse extrair os dois no mesmo dia ficaria com medo. Se eu extrair um dente primeiro, quanto tempo demora para melhorar para extrair o outro? E a dentista disse também que tenho que arrancar os dentes do siso porque estão moles, mas eu já não tenho os dentes da frente do siso, tem como colocar uma ponte nesse local? Na parte de baixo da boca, vão ficar dois dentes de cada lado faltando. Desculpe de tantas perguntas, é medo mesmo. Obrigada se puder me responder…

    • Berenice, a necessidade de antibiótico depende da avaliação do seu dentista. Existem protocolos e opiniões diferentes, mas se você tomar o antibiótico 24h antes ou 2h antes, estará sob efeito da medicação da mesma forma. A anestesia sem vasoconstritor tem efeito mais curto, pois o vasoconstritor mantém a substância anestésica no local durante mais tempo. Mas isso não quer dizer que a anestesia não vai “pegar”, apenas que o efeito é mais curto. Entre as extrações, sugiro um intervalo de 1 semana. Sim, é possível colocar uma ponte para substituir os molares faltantes.

  158. Boa tarde doutora, eu esqueci de dizer antes, amanhã eu vou colocar o aparelho, só que ta um pouco inflamado e parece que nasceu uma carne vermelha em uma das extrações que fiz, e ta um pouco inflamado, é normal isso, sera que ela vai colocar o aparelho, eu já estou usando o separador.

    • Em princípio dá pra instalar o aparelho normalmente. Os sintomas que você relata são comuns no pós-operatório.

  159. Boa noite, Dra. Ana.
    Estou com a bochecha muito inchada e dolorida por conta de uma cárie que tratei há dois dias, mas existe a necessidade de fazer canal. Como estou grávida de gêmeos, o dentista tratou o dente, colocou remédio, removeu um pouco do pus mas não quis passar amoxicilina para acabar com a infecção. É verdade que ao passar dos dias o inchaço irá sumir? Tenho muito medo da infecção piorar e passar para os meus bebês e eu ter algum problema mais sério. Continuo somente com a compressa quente e analgésicos ou devo voltar ao dentista? Estou muito preocupada, pois a dor é insuportável. Parece que levei uma pancada forte no osso do maxilar.

    • Andreia, é o dentista quem determina a necessidade de antibiótico ou outro tipo de medicação. Dessa forma, sim, ele julga que o inchaço vai sumir. Continue com os analgésicos, como ele prescreveu, mas não recomendo a compressa quente pois, se o seu dente está drenando pus, o calor pode desviar o trajeto do pus para fora do seu rosto (em vez de drenar pela gengiva), o que pode causar uma cicatriz bem feia.

  160. Boa noite doutora, tem uns 13 dias que extrai 2 dentes para poder colocar o aparelho. Tem um que foi muito dificil de extrair e ele continua latejando, é normal, parece que tem uma bolinha de sangue nele.

    • Camila, quanto mais difícil a extração, maior a possibilidade do pós-operatório ser “chato”. A “bolinha de sangue” deve ser o coágulo, ele deveria estar aí mesmo. É normal, não o remova.

  161. Ola, ha uns dias atras andei comendo umas torradas ! Q parece q feriu meu ceu da boca e sei la, parece q inflamou minha gengiva, pois parece q tem um bolha e geralmente qd como doi. So q agora acho q de tanto cutucar com a lingua saiu sangue, ate melhorou mais. O q eu quero saber é se ñ melhorar tem algo q eu possa fazer ?
    & ahh, mais uma duvida, ao esticar meus labios na parte de baixo sinto varias bolinhas se movimentando. É normal ou devo me preocupar ? ‘-‘

    • Sabrina, você ter comido as torradas pode ter sido apenas coincidência. Se até sangrou, eu sugiro que você procure um dentista pra avaliar. As “bolinhas” se movimentando no lábio devem ser apenas glândulas salivares menores, temos várias na região que você descreve. Normal.

  162. Bom Dia, Dra. Ana.
    O caso é o seguinte, fiz um tratamento de canal ha 34 anos atrás (com 10 anos de idade), depois de 15 anos fiz o retratamento. Em Dezembro do ano passado apos um tratamento ortodôntico, troquei o bloco de metal q estava no dente pelo de porcelana. Em Maio desse ano me apareceu uma fístula ao lado deste dente. Fiz 3 drenagens, não adiantou nada, entao a dentista me pediu uma tomografia, pois disse q pela radiografia não tinha nada na raiz. Não satisfeita resolvi procurar um especialista, ele tirou a radiografia e me disse q ñ vale a pena retratar o canal porque pode ser q a fistula volte e eu jogue dinheiro fora, já q esse procedimento fica muito caro. Ele disse q a melhor solução seria extrair e implantar, para a fistula nao voltar mais. Fui na dentista que fez meu tratamento ortodôntico e ela me disse q realmente essa solução seria melhor, já q o tratamento de canal poderia ñ resolver. Estou em dúvida se removo ou não. O q devo fazer? Por favor, estou muito indecisa. Qual sua opinião no meu caso? Abraços!!!

    • Mônica, se o especialista em endodontia não recomenda retratar e sua dentista concorda com ele, minha tendência é concordar com ambos. Mas não tenho dados suficientes pra opinar com mais propriedade apenas com base no seu relato.

  163. Ola Dra, to com um inchaço ao lado do siso e doi muito, nao to conseguindo comer, é da mesma cor da gengiva, o que devo fazer?

  164. Oi doutora! Bom, tudo começou faz uns 5 meses, eu estava sentindo muita dor no dente, fui no dentista ele tirou um raio X e disse que precisaria fazer canal, mas como eu estava com dor ele iria abri-lo, tirar a carie e por um remedio pra amenizar, dai ia marcar outro dia pra fazer o canal. O dente parou de doer, ai deixei pra la, sei que nao deveria ter feito isso, depois dele ter colocado o remedio o dente parou de doer mas na gengiva em cima do mesmo dente criou um bolha que doi muito se eu mexer ou ate mesmo passar o dedo, doi ate por fora da boca, comecei um novo tratamento mes passado com outro dentista, ele fez um outro canal que precisava, abriu esse outro, colocou um remedio e marcou o canal pra semana que vem. Por que criou essa bolha e por que sinto tanta dor? Quando eu fizer o canal ela vai sumir ou preciso tomar antibioticos para isso? Me ajuda! :(

    • Aline, essa bolha, como explico no texto, deve ser uma fístula, um lugar por onde seu organismo libera o pus de uma infecção, e a origem da infecção deve ser o dente que você ainda não tratou o canal. A dor é esperada, por causa do abscesso. Tratar o canal vai fazer a bolha sumir. A necessidade de antibiótico quem determina é o seu dentista.

  165. Olá doutora Ana, quero saber o seguinte, bom, tudo começou assim, eu tava chupando manga, ai ficou um fio da manga no canino, entao eu peguei uma pinça de sobrancelhas e fui tirar o fio da manga que tava no dente. Ai recortou um pouco, bem pouquíssimo msm, nem sangrou, aí foi passando os dias e o dente começou a ficar dolorido. Nao o dente, mas a gengiva que cobre o dente que tava dolorido. Ai passou mais ou menos um mês e meio e continua dolorido, quando eu olhei no espelho pela parte de dento da boca entre o canino e o pre molar tava uma bolinha de sangue que estourou e sumiu, mas pela parte da frente bem na raiz do dente ta dolorido e o meu dente perfeito, sem cárie, sem nada, o que eu faco doutora Ana, nao tenho coragem de contar essa história pro meu dentista… bjs, boa noite, amo seu blog 😀 😀 😉

    • Ely, em princípio é só uma lesão local mesmo, que deve se curar espontaneamente. Por outro lado, depois de 1 mês e meio isso já deveria ter se resolvido. O ideal mesmo é você procurar seu dentista pra avaliar. E na próxima vez, use fio dental. 😀

      E obrigada. 😉

  166. Minha filha tem 7 anos e hoje ela veio reclamar que a boca dela estava doendo, fui olhar e vi uma carne entre os ultimos dentes dela, como se fosse parecido com uma verruga. O QUE PODE SER?? ESTOU NERVOSA.

    • Daniele, difícil dizer apenas com base na sua descrição. Pode ser uma hiperplasia gengival, um granuloma, uma pápula ou outro tipo de lesão. Todas essas não são graves, mas merecem atenção. Leve sua filha a um odontopediatra pra avaliar.

  167. Olá Doutora, to muito preocupada, sempre tive cuidado com a saúde bucal dos meus filhos. Mas nos últimos 2 meses ele usou por duas vezes o antibiótico cefalexina, ele tomava doses de 6 em 6 horas, sendo uma dessas as 3 da madrugada, então após ele tomar eu passava uma fraldinha limpa umedecida para higienizar. Mesmo assim os dentes dele escureceram muito e de repente. TO QUERENDO SABER SE TEM JEITO DE REVERTER, pois ele só tem 3 aninhos, vai demorar para trocar a dentição, e está esteticamente feio. Tem jeito, Doutora???? Muitooo obrigada desde já.

    • Marcela, a cefalexina não tem a propriedade de escurecer os dentes, ainda mais se esses dentes já estão completamente formados. Se isso aconteceu, deve haver outra causa. Sugiro que você leve seu filho ao um odontopediatra pra avaliar e determinar a causa disso, dessa forma será possível sugerir uma forma de tratamento, se houver.

  168. Boa Tarde!
    Dra. Ana, não sei se vc se lembra de mim, que fiz tantas perguntas.
    É que ainda não fui ao dentista por medo, por varias coisas que me aconteceram. Eu ainda continuo com a bolha de pus com sangue, devido ao canal que fiz ha dois anos, passei no dentista, fiz raio x e voltei em outro dentista que me disse que eu tenho gengivite e periodontite. O dentista disse também que eu tenho que fazer um tratamento rápido em menos tempo possível. Só que o cardiologista me pediu para fazer todos exames novamente pq tenho extrassístoles, e muitas. A bolha com pus eu percebi em julho desse ano, então estou com muito medo de ter piorado. O dentista me disse que teria que tomar antibióticos 24 horas antes do procedimento, ele tinha me passado cefalexicina de 6/6 horas, só que como tinha pouco tempo q tinha tomado o remédio não tomei, passou 3 meses aí fui mordida pelo meu cachorro, e tive que tomar antibiótico de novo de 6/6 horas por 7 dias. Acho que se for tratamento rápido teria que extrair os dois dentes que estão com problemas, e ainda tenho que fazer raspagem completa dos dentes. Mas pode fazer raspagem com a gengiva inchada, e se tiver sangrando? E para extrair os dentes, quanto tempo demora para arrancar o outro, é que um é canal que foi mal feito o outro é uma cárie que está na raiz e doendo muito, agora estou com mais medo ainda por passar 5 meses, o q eu faço? Vc passou uns emails de dentista para pessoas com panico mas eu não consegui ver. Eu moro na zona norte, mas também próximo a zona oeste, não tenho condições de pagar um dentista muito caro, vc pode me indicar um? Obrigada se puder me ajudar.

    • Oi Berenice, lembro sim! :)

      Durante a raspagem vai sangrar e há grande chance da gengiva estar inchada, não tem como evitar isso. A própria raspagem visa controlar a periodontite e, portanto, esses sintomas. Não sei se entendi a sua pergunta “quanto tempo demora para arrancar o outro”, o procedimento ou o intervalo entre uma extração e outra? Enfim, seja como for, as 2 extrações podem até ser feitas no mesmo dia e costumam durar entre 20 minutos e 1 hora, depende do caso. Os e-mails de dentistas que atendem pacientes com fobia em São Paulo são:

      Sergio Lian e-mail
      Roberto Markarian e-mail
      Camila Pereira Luiz e-mail
      Vinícius E. S. Gajewski e-mail
      Claudia Caglione Martins e-mail
      Nelson Alves Dall Oca e-mail
      Stephanie Rosne e-mail

      É só entrar em contato. Mencione que você obteve o contato através do blog, estou certa que um deles vai poder ajudar você.

  169. Boa tarde, doutora!

    Volta e meia eu sinto um carocinho na região retromolar da minha boca. A área fica bem avermelhada. Some e desaparece quando eu menos espero. Dessa vez estava um pouco dolorido e bem esbranquiçado. Passei a escova de dente em cima (sem querer na hora de escovar) e saiu um pouquinho de uma secreção branca/amarelada (não sei dizer se é pus) e depois um pouquinho de sangue.
    A senhora tem alguma ideia do que seja?
    Agradeço a atenção!

    • Luiza, parece ser um pequeno abscesso, então a secreção deve ser pus. Pode ser algo periodontal, uma infecção com origem na própria gengiva, ou endodôntico, uma infecção com origem no canal de algum dente. Pela sua descrição e pela localização, parece periodontal. Procure um dentista pra avaliar.

      • Obrigada, doutora.

        Vou ao dentista hoje mesmo.

        • 😉

  170. Eu senti muita dor de dente… no penultimo da parte de baixo, percebi que meu rosto ficou um pouco inchado… e nasceu também uma bolha mole e vermelha que incomoda muito, esse dente está quebrado e com cárie, só que obturado, estou tomando brufenol 600, vou ter que trabalhar 8 dias, só depois posso trata-lo, sera que corro algum risco ?

    • Corre o risco de ter mais dor de dente, Renata. O ideal é procurar um dentista o mais rápido possível.

  171. FIZ UMA CIRURGIA PARA IMPLANTAÇÃO DE CINCO PINOS, TOMEI ANTIBIÓTICO E AGORA ACIMA DA GENGIVA APARECEU BOLHAS DE PUS, POR FAVOR DEVO FAZER E TOMAR NOVAMENTE OS ANTIBIOTICOS? AGUARDO SUA RESPOSTA, UM ABRAÇO.

    • Edison, não tome nada sem o conhecimento do seu dentista. Procure-o e relate o problema pra que ele oriente você com relação à necessidade ou não de medicação e se será preciso algum outro procedimento.

  172. Olá Ana, td bem, então minha gengiva ta inflamada e com uma bolinha, mas não é de pus, é de sangue, toda vez q escovo os dentes sangra e acredito que não tenho cárie nenhuma, isso ocorreu depois q fiquei gravida. O melhor a fazer é ir no meu dentista, certo? Tenho medo que se agrave ainda mais esse problema. Ah, eu uso aparelho na parte superior tbm… obg pela atenção.

    • Thalita, sai sangue só da “bolinha” ou da gengiva de forma geral? Você está grávida neste momento? Se o sangue sai só da bolinha, provavelmente se trata de uma fístula, como explico no texto (sim, é sangue com pus, embora só pareça sangue). Se o sangramento for na gengiva toda ou você não consegue localizar de onde sai o sangue, possivelmente é gengivite, mulheres grávidas têm maior propensão à gengivite por questões hormonais. De qualquer forma: procure seu dentista, é o melhor a fazer.

  173. Olá… fiz há três meses tratamento dentário onde na obturação de um molar superior houve quebra do dente… fiz a recuperação com resina, o que foi indicado pelo dentista, agora estou com um, acredito, abscesso tipo esse do vídeo, não tomei nada ainda, o que devo fazer? Será que preciso de canal?
    Ah tem outro problema, como saber se sofro de bruxismo? Pois vi numa pesquisa da faculdade do curso de odontologia alguns sintomas que eu tenho, meu dente “canino” superior vez ou outra fica totalmente mole e super sensível mesmo, não tendo cárie, e já falei pro dentista isso, ele disse que poderia ser pela queda de temperatura… o que vc me sugere?
    Obrigada.

    • Elzinha, se a causa do abscesso for o canal desse dente (ou de outro dente próximo), é preciso tratar o canal, sim. Seu dentista tem que verificar isso. QUanto ao bruxismo, o diagnóstico é feito com base no exame clínico, procurando sinais (desgastes dentários, etc..) e na queixa do paciente (dores musculares, “cansaço” na mandíbula, dores de cabeça, etc.). Uma boa forma de investigar isso é perguntando pra alguém que possa vê-lo dormindo se você range os dentes durante sono. Tem um texto só sobre isso aqui –> http://medodedentista.com.br/2013/08/bruxismo-o-habito-de-ranger-os-dentes.html

  174. Oi Ana, apareceu um inchaço na minha gengiva, mas não é no mesmo lugar do vídeo, é entre um dente e outro, também é bem menor que o do vídeo. Meu dente não ta doendo, e esse inchaço também não, mas acho q tem um pouco de pus. Será que tem que fazer cirurgia ou coisa assim?? Faço curso pré-vestibular, então estou sob muito estresse.

    • Raíssa, se for um abscesso não tem nada a ver com estresse, é resultado de um infecção… que precisa ser tratada. Procure um dentista pra avaliar.

  175. Oi, meu penultimo dente de baixo ja doeu muito a ponto de chorar de dor ha + ou- 2 anos, ha alguns meses atras esse dente se quebrou e ficou na gengiva, agora tem bem no meio do que resta do dente uma bolinha, como se fosse uma bolinha de gengiva, e na direção do dente na gengiva tbm tem um caroço que as vezes sai uma bolinha com uma pontinha branca, a ultima vez que fui no dentista faz mais de 12 anos, tenho muito medo e sei que vou ter que ir, eu queria alguem em Curitiba que atende quem tem medo… muiiitttoooo medoooo e com aquele gás nitroso, tbm ja ouvi dizer que quando tem infecção “não sei se eu tenho” o tratamento esta fadado a doer, procede? Meus dentes praticamente são todos estragados, amarelos, e os da frente são tortos espichados pra frente, e alem do medo que é muito, tambem tenho até vergonha de ir no dentista, sei que deveria ter cuidado mas não cuidei, e o estrago ta feito. :(

  176. Olá!
    Estou com uma inflamação e o pus já saiu completamente, e agora fica sangrando. Devo fazer alguma coisa ou continuar tomando os remédios como segue o tratamento? Posso usar uma bolsa de gelo para parar o sangramento?

    • Victor, você tem uma fístula? Sim, continue tomando a medicação como o seu dentista prescreveu. O sangue que sai ainda é da infecção, tem pus nele, embora não pareça. Não acho que a bolsa de gelo vá ajudar, até porque nesse momento é até bom que o pus continue sendo liberado até ser eliminado. E passada essa fase, é essencial terminar o tratamento com o seu dentista (tratamento de canal ou o que for necessário), ok?!

  177. Bem Dra., saiu uma bolinha de pus na minha gengiva, fui na dentista, ela drenou e passou 7 dias de amoxicilina, já terminei o tratamento e a “bolinha ” continua e enche de pus toda hora. Será q devo tomar outro tipo de antibiótico?

    • Fabiana, só se sua dentista prescrever. O que deve ser feito MESMO é identificar a origem da fístula (a “bolinha”) – que pode ser o canal de um dente ou a própria gengiva – e tratar de acordo, pra ela sumir.

  178. Ola doutora, meu filho tem 7 anos, ele esta com o dente furado ja levei ele no medico particular e ele disse que precisa fazer um canal e ta com uma bolha na gengiva, tem algum remedio caseiro para sumir a bolha?

    • Raimunda, se tem que fazer o canal, TEM QUE FAZER o canal. Não há remédio caseiro que substitua o tratamento de canal. Enquanto o canal não for tratado, a infecção vai persistir e a bolha deve sumir e reaparecer de forma recorrente.

  179. Dra. Ana,
    Meu dente ta com uma bolinha de pus e minha gengiva ta vermelha, também esta mole… To com medo dele cair, pois sempre esse pus aparece e some. Corre o risco do dente cair ?

    • Não vai cair não, John… mas parece que você tem um problema de canal. Procure um dentista pra avaliar, quanto antes, melhor.

  180. Olá Dra.

    Meu filho tem 4 anos. Fez restauração no último dente faz mais de um mês. E essa semana fez restauração no dente vizinho. No dia seguinte, a boca dele inchou muito e fez uma bolinha de pus na gengiva do dente q foi feita a primeira restauração. A dentista dele não trata canal, mas disse q se inchou é canal. Nem quis dar remédio. Mas passei com o pediatra e ele receitou antibiótico. Devo aguardar os 7 dias do antibiótico e ver se desincha ou realmente terá q tratar o canal? Ou pode ter machucado qdo fez a ultima restauração?

    Grata.

    • Karen, independentemente do tratamento com antibiótico e a consequente diminuição do inchaço, a necessidade de tratamento de canal permanece, isso porque é preciso eliminar o foco da infecção. Então será preciso procurar um odontopediatra pra tratar o canal.

  181. Oi doutora, minha gengiva está um pouco inchadinha, escovo e escovo mas não melhora, e apareceu duas pequenas bolhas em minha gengiva, estou com muito medo, o que posso fazer? Tenho 15 anos, e obrigada.

    • Bibia, se forem fistulas, como explico no texto, não adianta nada escovar. Você precisa procurar um dentista pra verificar do que se trata e tratar de acordo.

  182. Oi doutora, estou com o dente totalmente quebrado, e inchou ao lado, e a bochecha ta, creio eu que seja pus. Estou tomando um antibiotico, gostaria de saber quanto tempo demora pra desinchar e sair o pus. Estou gravida de seis meses.

    • Isso varia de pessoa para pessoa, Kesia. O abscesso tende a regredir à medida que a medicação faz efeito. Por isso é importante tomar o antibiótico até o fim, como prescrito por seu médico ou dentista.

  183. Ta bom doutora, muito obrigada.

  184. Ha quase cinco dias meu rosto esta inchado, percebi uma bolinha acima do meu segundo molar direito, não estava sentindo dor, porém o incomodo estava horrivel. Pra piorar estou gravida e não posso com nenhum tipo de anestesia, medicação anti-inflamatória ou antibióticos. Liguei pro meu médico e ele disse que apenas Novalgina, por eu estar com 22 semanas de gravidez. Fui ao dentista e ele estourou essa bolinha que saiu bastante pus. O inchaço agora pode melhorar?

    • Sim Gabriela, a drenagem do pus certamente vai aliviar seu incômodo e o inchaço deve diminuir.

  185. Oi doutora em cima da dentinho, tipo uma pelinha.

    • Parece ser a própria gengiva “rasgando” com o nascimento do dente. Se persistir ou se dor / incomodar, leve-o a um odontopediatra pra avaliar.

  186. Meu filho fraturou o dente em cima na gengiva, apareceu a fístula, ele tem dois anos, é bastante traumatizado, pois ao tirar o rx ele sofreu muito com medo, e quero saber sua opinião, se é possível tratar esse dente só com antibióticos ou se só mesmo o canal, no rx tem uma pequenina parte da raiz q já não aparece mais, o q acha?

    • Ana, depende da situação… se houver indicação de tratamento de canal para esse dente, o ideal é fazer isso, pois ainda demora pra que os dentes permanentes do seu filho nasçam, e não tratar significaria manter uma infecção no organismo dele. Enfim… é preciso levá-lo a um odontopediatra pra avaliar.

  187. Dra., minha filha esta nascendo os dentinho de tras, só que em cima dele criou tipo uma bolinha vermelha, o que pode ser?

    • “Em cima” onde, Edicleia? Lá no alto onde a gengiva cobre a raiz do dente ou exatamente onde o dente está nascendo? Sai alguma coisa dessa bolinha?

  188. Bom dia Dra.

    Meu siso já nasceu faz tempo, tenho 23 anos, ha uns dois dias notei que em cima do dente a frente do siso surgiu uma bolinha bem em cima da gengiva, como se fosse um dente nascendo, uma ponta dura, achei estranho porque não dói nem nada, só incomoda bastante, achei estranho em ser o siso porque não esta próximo a ele. O que pode ser? O siso? Ou a raiz do meu outro dente?

    Obrigada.

    • Beatriz, se o seu siso nasceu faz tempo, essa “ponta” não deve ser dele. Mas eu ACHO que você está confundindo o segundo molar com o siso (terceiro molar), e o que nasceu faz tempo é o seu segundo molar. O que está nascendo agora – a ponta – deve ser o siso.

  189. Dra. estou com uma fistula muito grande na gengiva, em cima de um dente restaurado, ele dói bastante e esta sensível ao mastigar, e esta bolinha de pus esta bem escura… o q pode estar acontecendo???

    • Felipe, é provável que esse dente tenha necessidade de tratamento de canal, pois a fístula revela uma infecção. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  190. Boa tarde,
    Essa fístula é muito dolorosa para se remover? Se usa anestesia para tira-la.
    Tenho medo de dentista e queria saber isso.
    Obrigado

    • Nem sempre a fístula, que é por onde sai o pus de um abscesso, precisa ser “esvaziada”. Algumas vezes o dentista apenas entra com medicação, por exemplo. Mas se for preciso drená-la, via de regra não dói e nem precisa de anestesia, é feito só um pequeno corte ou furo pra facilitar a saída do pus.

  191. Meu dente de tras quebrou e do lado apareceu uma bolinha, parecendo uma espinha com a pontinha branca, o que pode ser, se demorar muito pode ser grave?

    • Wesley, sua descrição parece ser de uma fístula, como explico no texto. Isso indica que há uma infecção que está liberando pus. É importante que você procure um dentista assim que possível pra identificar a origem da infecção e tratar de de acordo. Nunca é uma boa ideia manter uma infecção no organismo.

  192. Percebi uma saliência na gengiva, fui no espelho e vi algo parecido com uma espinha, sou adolescente, não consegui resistir, tive que apertar, saiu pus e sangue, não mais do que sairia de uma espinha qualquer, eu teria ficado tranquilo, mas vi aqui algumas coisas que me preocuparam, tem algum problema em estourar isso?

    • Gabriel, parece ser uma fístula, como explico no texto. O que você fez foi remover um pouco de pus, o que não é um problema em si, mas não resolve a infecção que a originou. Sugiro que você procure um dentista pra identificar a causa da fístula e tratar de acordo.

  193. TENHO UMA BOLINHA NA GENGIVA, PARECE UMA ESPINHA, NAO VEJO PUS NELA E NAO DOI, O QUE PODE SER?

    • Uma fístula, Cris… como explico no texto. Você leu?

  194. Olá doutora, eu to com uma bolinha de sangue na gengiva perto de um dente da frente, e na parte da gengiva onde ta a bolinha ta solta, essa parte que fica no meio do dente, nao tenho cárie nem nada, o que pode ser, ela não dói, só incomoda um pouco?

    • Nayara, pode ser uma fístula, como explico no texto. Procure um dentista pra verificar a origem da fístula e tratar de acordo.

  195. Ola, no inicio do ano fiz tratamento de canal no dente antes do siso na parte superior, que foi causado por bruxismo. Depois de uns dois meses surgiu uma fistula com pus. Voltei ao dentista, ela refez o canal em 3 etapas como na primeira vez. Estourou a bolinha e tomei amoxilina. Depois de um tempo a fístula voltou de novo só q ela aparece e some do nd… mas noto q qdo estou estressada ela surge aumentando rapido. O fato é q comecei a sentir dor e voltei no dentista… conclusão, voltei a fazer o canal, agora pela 3° vez. Minha dentista disse q é normal, mas não é comum… dentro do dente não há pus, isso é normal? Ela falou que vai estravasar um remédio nele. O que é isso? Na bolinha não tem pus nem sangue. Pode ter a ver com outra coisa? Lembrando q senti dor nesse dente ultimamente antes do último canal. Desde já agradeço. Obs: usei aparelho por 5 anos… entortou e usei mais 5 anos… será q tem a ver já q é o dente q ficava a banda? Fiz limpeza ha menos de 6 meses. Desde já obrigada pela atenção e parabéns pelo seu trabalho!

    Ah, esqueci de falar, estou novamente tomando amoxilina de 8 em 8 horas por 7 dias. Parabens pelo seu belo trabalho!

    • Gabrielle, realmente não é algo comum. Parece ser uma infecção resistente no canal desse dente ou a infecção tem outra origem (outro dente ou o periodonto – tecidos em volta do dente). Eu acredito que sua dentista pretende deixar uma medicação dentro do canal por algum tempo, pra tentar controlar a infecção antes de concluir o tratamento novamente. Não acho que o problema tenha a ver com o fato de você ter usado aparelho.

  196. Ola Doutora, Amarilda de novo.
    Era so aspecto mesmo, n tinha pus nenhum… O que acontece agora é que 2 semanas apos a extraçao percebi q ficou um pedacinho do dente! Nesta quinta fui ao consultorio, so q o meu medico n me pode atender por falta de material para esterilizar os equipamentos. E a gengiva ja começa a se fechar, ou seja, a cicatrizar, a verdade é q tenho medo da dor pq ele vai ter de mexer novamente nesta zona q de certa forma ainda esta sensivel. Teria algum problema se deixasse assim e me preocupar d tratar dos outros dentes para q n venham a ficar no estado deploravel q o outro ficou?
    A consulta é somente nas quintas feiras. Obrigada.

    • Amarilda, “percebeu” como? Você está enxergando um fragmento de dente preso à gengiva? É essencial que seu dentista veja isso, se for mesmo, é preciso remover. Mas seu dentista é quem vai avaliar a necessidade de “mexer” nesse dente ou em outros antes, depende do caso.

  197. Olá! Extraí os quatro terceiro-molares há mais de 3 meses, e agora apareceu um buraquinho no lugar de onde um dos dentes foi extraído (inferior direito). Drenou um pouco de pus, não dói, mas estou com medo de alguma complicação, já que deve haver infecção. Há algo que eu possa fazer antes de procurar um dentista? Pq estou fora da minha cidade e só vou poder ir ao dentista que fez as extrações daqui a um mês. Desde já, obrigada!

    • Lúcia, esse “buraquinho” parece ser uma fístula, o que revela a possibilidade de uma infecção. Se esse for o único sintoma, talvez não seja nem necessário intervir, mas o ideal seria procurar outro dentista (já que o seu está fora do alcance no momento) para avaliar.

  198. Olá Doutora,
    Retirei dois dentes sisos do lado direito há quatro dias e estou tomando Cefalexina 500 e Ibuprofeno 600 a cada 12 ou 8 horas, depende da dor de cabeça que me acompanha a cada minuto desde então. A gengiva está inchada e muito dolorida, não posso tocá-la e o lado inteiro direito dói.
    Será que isso pode passar com a medicação ou precisa de outro procedimento? O dentista disse que se continuar a dor vai abrir e colocar um medicamento, mas está tão dolorido que não quero deixar.
    Se serve saber: tenho 30 anos.
    Obrigada.

    • Vanessa, sua cirurgia é bem recente e algumas pessoas têm pós-operatórios mais “chatos”, o que parece ser o seu caso. Outra possibilidade é que você tenha uma alveolite, que é um processo muito doloroso. Se for, pode ser preciso fazer uma curetagem… então sugiro que você procure seu dentista pra avaliar e tratar de acordo, se necessário.

  199. Obrigada. Queria saber se isso é grave e se ela some sozinha sem precisar ir ao dentista ou em algum outro lugar.

    • Emanoelle, eu já respondi a sua pergunta. SE FOR uma fibrose não é grave e, em princípio, não requer tratamento… mas também não acho que vai “sumir sozinha”. E sim, você precisa procurar um dentista pra avaliar e ver se é uma fibrose, mesmo.

  200. Olá Dra. Ana, coloquei um piercing no freio de cima “smile” e criou uma bolinha em cima do piercing, dura e não dói, nem incomoda, mas estou preocupada, o que você me recomenda ? Por favor.

    • Emanoelle, provavelmente é uma pequena fibrose, é como se o organismo desse uma “exagerada” na cicatrização. Sendo isso, não há muito o que fazer, até porque não é algo que requeira tratamento. O ideal MESMO seria não usar piercing 😉 . De qualquer forma, procure um dentista pra avaliar.

  201. Doutora, uso contenção inferior fixa higiênica, aquela que tem as ondulações. 2 dias atrás notei um inchaço com formato redondo em baixo de um dos dentes que é abrangido pela contenção. Não chega a doer mas incomoda um pouco e está me deixando preocupado. Como a contenção encosta na gengiva será que pode ser a causadora da irritação? E usar água oxigenada ou água morna com sal pode ajudar na desinflamação?

    Obrigado desde já!

    • Rafael, é bem possível que a causa seja a contenção, sim. Apenas mantenha a região bem limpa, escove bastante (mesmo que sangre) e use o fio dental. “Receitas caseiras” não ajudam, pelo contrário. Se mesmo assim persistir ou aumentar, procure seu dentista pra avaliar, talvez seja o caso de trocar a contenção.

  202. Ola Dra: Abaixo do meu dente cariado, bem estragado mesmo, apareceu um caroço, não dói, um pouco grande o dente e bem quebrado, gostaria de saber o que é e se pode se tornar um câncer?

    • Wliane, pode ser um abscesso, uma “bolsinha” de pus dentro da gengiva. A origem é inflamatória / infecciosa, não tem nada a ver com câncer. Mas é preciso tratar. Procure um dentista pra avaliar e identificar a origem da infecção, que possivelmente é o canal desse dente.

  203. Olá, Dra. Ana! Minha história é muito parecida com a do Pedro. Fiz canal há mais ou menos 2 anos. E há alguns dias tbm notei uma bolhinha em minha gengiva, ao lado do dente que fiz o canal. Vi uma pontinha branca tbm, bem pequena. Essa pontinha saiu fácil, porém, nunca saiu pus. Só sangue mesmo. Vou marcar uma consulta ainda esta semana. Fiquei meio nervosa quando vi e por isso gostaria de ter ideia do que seja isso.
    Desde já obrigada!

    • Jaque, o que sai da “bolinha” – em caso de fístula – é uma mistura de sangue e pus, nem sempre se nota que há pus… mas há. E se há uma fistula, há uma infecção. É preciso investigar a causa e tratar de acordo.

  204. A dor é pequena, não tem me dado maiores problemas, só incomoda quando encosta a escova de dentes ou a língua, por exemplo. Mas tirando isso, não há mais nada. Vou aguardar mais alguns dias para ver como ela vai reagir. Muito obrigado pela resposta!

    • 😉

  205. Boa noite, Ana. Nos últimos 3 dias venho observando que uma bolinha minúscula com uma pontinha branca apareceu na parte de baixo dos dentes (onde uso contenção fixa e por causa dos dentes mais estreitos, há certa formação significativa de tártaros). Essa bolinha incomoda, mas não impede que eu me alimente ou coisa do tipo, nem elimina nenhum líquido, só dói. Estudo fora da cidade onde faço meu tratamento dentário e só devo estar por lá dentro de 1 mês. Qual pode ser o problema? Você acha que uma simples limpeza para remoção dos tártaros resolve? Devo me preocupar e procurar um dentista imediatamente ou posso esperar até ir no que faço meu tratamento? Muito obrigado!

    • Mateus, se você não sente dor, em princípio, pode aguardar. Talvez a “bolinha” até desapareça.

  206. Olá Dra Ana, pode acontecer de o dente canino ter ligação com a fossa nasal? Sinto um mau cheiro e gosto ruim neste dente, fiz canal há dois anos e fiz raspagem com ultrassom há uma semana, o mau cheiro so piora!!!

    • Helena, não acho que seja isso. O problema deve ser gengival / periodontal, principalmente se foi uma raspagem mais profunda. Seria bom procurar o seu dentista pra reavaliar.

  207. Boa noite, tirei um dente e levei pontos, apos tirar os pontos, no 2 dia nasceu-me tipo um abscesso na gengiva que tirei o dente. É normal? Obrigada, aguardo resposta.

    • Natercia, não, nunca um abscesso é normal. Procure seu dentista pra reavaliar.

  208. Boa tarde, Dra. Ana, após alguns meses (quase 1 ano) de extração do siso, sem dor nem nada, desde ontem percebi que no local da extração surgiu uma bolinha da cor da minha gengiva, como se fizesse parte da gengiva mas está me incomodando, sinto dor ao comer para o lado direito (local em que esta essa bolinha e foi extraído o siso ha meses). O que pode ser ? Tenho que tomar remédio? É grave ? Tenho que voltar ao dentista ?

    • Rafaela, não tenho como dizer do que se trata apenas com base no seu relato, mas é provável que seja apenas uma gengivite localizada, resultado de alguma cisa que você comeu. Não deve ter a ver com a cirurgia de extração do siso. Por enquanto não acho que haja necessidade de procurar seu dentista, mas se o problema persistir, faça isso.

  209. Bom dia. Dra. Ana,
    Estou com um dente estragado na parte superior e ontem apareceu tipo uma bolha atras desse dente, e dói muito a bolha, nao o dente. Ela eh meio dura, parece conter pus, o que devo fazer ?

    • Diego, procure um dentista pra verificar a origem da infecção – o dente estragado, provavelmente – e tratar de acordo. Parece ser caso de tratamento de canal.

  210. Ola dra, volto aqui de novo, fui ao hospital hoje (domingo), o médico me receitou alguns remedios e 2 injeções, quando cheguei em casa me deitei um pouco, quando acordei estava um gosto estranho na minha boca, vi que estourou a bolinha de pus, e isso tem um gosto horrivel, voce poderia me aconselhar algo para tirar esse gosto?!

    • João, apenas beba bastante água, enquanto o pus estiver drenando vai ser difícil não sentir esse gosto.

  211. Dr(a), eu extrai um dente (o pre-molar), ai em cima desse dente na gengiva apareceu tipo um buraquinho bem pequeno, entretanto me incomoda muito, ísso é normal ou é grave ?

    • Ramirison, é tipo uma “bolha”? Sai alguma coisa desse “buraquinho? Dói?

  212. Olá dra. Ana, estou com um problema que está me incomodando muito, em cima da minha gengiva está inchando, não é na minha gengiva, eu passo o dedo e não doi, não doi os dentes, tomei anti-inflamatorio aliviou um pouco a dor, só que volta, e toda vez que acordo vejo que incha mais, se eu puser meu dedo embaixo do nariz e pressionar um pouco eu sinto dor, está ficando inchado, vou fazer uma compressa de gelo, aguardo sua resposta!!

    • João, parece ser um abscesso, uma “bolsinha” de pus dentro da gengiva. Procure um dentista pra verificar a origem do pus – que pode ser o canal de um dente ou a própria gengiva – e tratar de acordo.

      • Eu vi em umas perguntas do Yahoo, uma mulher que usou um remedio, e ela disse que a bolsinha de pus estourou, voce aconselha algum remédio ou ir ao dentista mesmo? O remédio era Diclofenaco Sódico!

        • João, o Diclofenaco Sódico é um anti-inflamatório. O fato da “bolsinha” de pus ter estourado ao tomá-lo foi apenas uma coincidência. E, de qualquer forma, ela ter estourado não significa que o problema tenha se resolvido, porque a infecção continua e a “bolsinha” pode encher de pus novamente. É preciso identificar o que está causando a infecção (o canal de um dente ou a própria gengiva, por exemplo) e tratar de acordo, o que só um dentista pode fazer.

  213. Boa noite, Doutora!
    Fiz uma extraçao ontem de um dente que estava todo quebrado. É normal que a gengiva fique com um aspecto como se tivesse pus e umas manchas pretas? Obrigada.

    • Amarilda, aí depende… pode ser só um aspecto. A questão é: tem pus ou PARECE que tem pus? Se você não estiver sentindo dores fortes, seu rosto não estiver muito inchado, deve estar tudo dentro do esperado. Mas não hesite em procurar seu dentista pra reavaliar se achar necessário.

  214. Boa noite!
    Quero tirar uma dúvida. Minha irmã fez uma canal no dente siso anos trás e agora ele está com cárie e todo quebrado, de uns dias pra cá ela começou a sentir dor, o rosto e a gengiva estão inchados. O que ela pode fazer para tirar esse inchaço e aliviar essa dor chatinha para depois poder fazer extração?

    • Gisa, a primeira coisa que sua irmã deve fazer é procurar um dentista pra verificar se há necessidade de extração. Se houver, o dentista vai prescrever a medicação adequada. Pode ser um analgésico, analgésico + anti-inflamatório, antibiótico… cada caso é um caso.

  215. Bom dia, Doutora!!!!
    Que bom ver que a doutora realmente esclarece as dúvidas aqui.
    Minha curiosidade é a seguinte, eu usava piercing na lingua, mas como minha boca sempre foi pequena, a bolinha do piercing que ficava abaixo da lingua estava empurrando a arcada dentaria e entortando meu dente, fui ao ortodontista e retirei o piercing e coloquei aparelho, ja vai fazer alguns meses, mas minha primeira manutenção foi esse mês, notei que o dente voltou a sua posição normal, porém estou sentindo dores na mandibula quando pressiono, e atras do dente frontal de baixo, onde desentortou, apareceu uma bolinha de pus que está me incomodando demais, não consigo nem colocar a lingua pra fora quando vou escova-la sem sentir dor… a dor vai desde a gengiva, até perto do freio da lingua e na parte de fora, do queixo (onde localiza-se o dente até o pescoço)… o que pode ser? Alguma reação do aparelho?
    Vou voltar lá mês que vem, mas está incomodando mto, já vai fazer 2 dias.
    Obrigada,
    Suemi

    • Suemi, se há uma fístula (a “bolinha” de pus), é porque deve haver uma infecção. Essa infecção pode ter origem periodontal (na própria gengiva) ou endodôntica (no canal de um dente). Parece que o dente em questão tem um desses 2 problemas, ou uma combinação deles. Seria bom procurar seu ortodontista ou um dentista clínico geral pra verificar o que está acontecendo. Acho improvável que a movimentação ortodôntica tenha causado isso de forma direta.

  216. Tenho uma infecção no dente, já fiz três vezes o canal. Agora estou com uma bola cheia de pus. Isso pode me prejudicar?

    • Eliana, considerando que se trata de uma infecção, pode ser prejudicial sim. É preciso avaliar se o abscesso (a “bola de pus”) tem origem no dente com canal tratado, em outro dente ou na própria gengiva. Aí, tratar de acordo.

  217. Doutora, há mais de 6 meses estou com um problema em um pivô antigo. Havia crescido uma fistula no pé dele, aí o dentista removeu e nunca mais voltou, mas o dente continuou doendo, ele tirou raio x e disse não haver nada no canal, q tinha sido provavelmente um trauma e atingido apenas a gengiva, só q convivo com dor constante. Essa semana voltei ao consultório e ele tirou mais um raio x, ele apenas me disse q a raiz está escura, então eu perguntei se precisava refazer o canal e ele disse q não, porque o dente já está morto, mas a dor continua, ele tirou o pivô, colocou um remédio e disse que agora tenho apenas que fazer outro pivô, e também mexeu no meu dente do siso que estava perfeito, ele abriu, só pq eu disse q as vzs sentia dor no fundo tb, mas agora vejo que era apenas reflexo desse dente. Agora a dor dor diminuiu um pouco, mas ainda dói, estou preocupada… queria uma segunda opinião. Obrigada!

    • Giovana, seria bom fazer uma avaliação com um dentista especialista em tratamento de canal, pra ver se é caso de retratamento ou se é um problema periodontal (nos tecidos em volta da raiz). Se for periodontal e estiver relacionado com alguma desadaptação do pivô antigo, o ideal seria trocá-lo, mesmo.

  218. Bom dia. Eu estou com o meu último dente quebrado, e ontem ao olhar no espelho percebi que minha gengiva cresceu DENTRO dele! Estou com medo, o que é isso e qual procedimento devo tomar?

  219. Olá, tenho uma bolha no dente 2º molar lado direito, a médica que me atendeu disse que eu teria que fazer canal, porém ao passar com uma especialista pelo tratamento fui informado que não há como realizar isso e terei que arrancar o dente, isso já faz quase um ano.
    E do lado esquerdo cresceram inguas, perguntei na época se isso era alguma coisa e a mesma me disse que isso é normal quando o dentes mordem ou não espaço suficiente na boca, ela vão e somem e depois voltam.
    Não realizei a extração do mesmo, agora a bolha retornou, o que faço? Corro o risco de ter um câncer bucal por esse tempo? Qual o melhor caminho?

    • Rodrigo, isso não tem nada a ver com câncer, não há relação direta entre uma coisa e outra. Mas você tem uma infecção no seu organismo há quase 1 ano, já é mais do que hora de resolver isso. As “ínguas” surgem como sinal do seu sistema imunológico funcionando, defendendo seu organismo dessa infecção. O melhor caminho – o único, diria – é procurar sua dentista e fazer a extração, já que, segundo ela, o dente não é mais viável.

  220. Oi Dra. Ana…
    Meu filho tem 5 anos, tinha uma carie q chegou ao canal, levei ele na dentista, ela limpou e fechou, e agora apareceu uma bolinha em cima, vai precisar cortar ou fazer canal? Nao tem outro jeito de tratar?

    • Cheila, parece que essa “bolinha” é uma fístula, o que revela um problema de canal, muito provavelmente. Se for esse o problema, fica indicado o tratamento de canal… a não ser que esse dente já esteja pra cair, aí talvez, por uma questão prática, seja melhor extrair. Enfim: depende da avaliação da dentista do seu filho. Converse com ela.

  221. Oi Dra. Ana…
    Tenho uma bolha de sangue com pus na minha gengiva, gostaria de saber se posso estourar em casa ou posso colocar algum remédio em cima??

    • Gabriela, você até pode… mas eu não aconselho. Até porque estourá-la ou passar qualquer remédio na gengiva não vai resolver o problema. É preciso procurar um dentista pra identificar a causa da “bolha” e tratar de acordo.

  222. Dra., meu dente tá só com a raiz, queria extrair, é muito difícil o procedimento?

    • Bia, cada caso é um caso… mas em princípio, não. O dentista possui os instrumentos e conhecimento pra isso. A primeira coisa que você tem que fazer é procurar um dentista pra avaliar se é caso pra extração mesmo, pois uma raiz em bom estado pode ser usada pra apoiar pino e coroa, evitando assim a extração.

  223. Obrigada por ter me respondido !!!!
    Eu extrai o dente na quinta feira.
    Obviamente ainda estou com os pontos.
    Já posso malhar ou devo esperar mais?

  224. Esse abscesso pode ser perigoso caso nao tratado ??
    Obrigada.

    • Sim, pois é uma infecção. E embora não seja regra, ela pode atingir outras partes do organismo.

  225. Ola, tenho uma carie no dente e acima dela saiu uma bola, ela doi um pouco parece q esta amortecida, parece ser no osso do dente, o que será q pode ser ??

    • Parece ser um abscesso, July… o que revela uma infecção, que pode ter origem no canal desse dente, por exemplo. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  226. Oi, gostaria que me tirasse uma dúvida, ha alguns anos atrás eu tratei uma cárie no meu dente, depois de alguns anos o dente começou a me incomodar, parecia latejar, mas depois de algum tempo passou, não senti mais nada, só quando aperto a raiz do tal dente pelo lado de fora da boca que sinto algum desconforto, e ha alguns dias apareceu uma bolinha de pus indolor, parecida com uma afta. Ela estourou assim que eu toquei nela, saiu um pouco de sangue, no dia seguinte a mesma coisa, a bolinha voltou e eu estourei com o dedo sem querer, o que pode ser?

    • Priscila, a sua descrição é bem característica de problema de canal. A dor espontânea que cessou de repente (quando o “nervo” do dente necrosou), a dor quando você apalpa, a fístula (“bolinha” de pus) recorrente. É muito provável que esteja indicado o tratamento de canal. Procure um dentista pra avaliar.

  227. Olá doutora,
    Antes de ir ao dentista gostaria de esclarecer uma dúvida minha. Há dois dias apareceu uma bolha na minha gengiva, exatamente no local onde nasce o siso (que no meu caso ainda não nasceu), está inchado e atrapalha a mastigação, notei que sai uma espécie de mistura de sangue com água, não pus.
    O quê pode ser?

    • Jessica, me parece que você está passando por um problema chamado “pericoronarite”, que é inflamação e possível infecção da gengiva em volta de um dente (o siso, no caso) que está nascendo. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo, se necessário. Pode estar indicada a extração do dente, alguma cirurgia gengival, medicação antibiótica, etc.. Depende do caso.

  228. Ola dra, bom dia, bem eu fraturei um dente, procurando um dentista, o mesmo me disse que tinha fraturado a raiz, sugeriu que eu teria que fazer um implante pois perderia o mesmo, ok e agora apareceu uma fistula enorme, o que fazer, entrar no (paracetamol) ate ela sumir, o que faço?

    • Nivaldo, depende da orientação que seu dentista deu a respeito. Paracetamol é um analgésico e anti-inflamatório, se o problema for uma infecção, não é a medicação adequada. Não se preocupe em “decidir” o que fazer, não é atribuição sua, seu dentista é que vai orientá-lo com base no exame realizado e em outras informações relevantes que você tenha fornecido. Enfim: se o dente precisará ser extraído, converse com seu dentista pra ver se será necessário algum remédio antes e/ou após a extração.

  229. Boa noite,
    Cerca de 10 anos atrás realizei um procedimento de canal, onde fez-se necessário colocar metade de uma coroa para tapar o dente quebrado.

    Este ano, uma fístula surgiu na gengiva decorrente ao canal daquela época.
    Meu dentista já abriu o canal, limpou, limpou, limpou e limpou… Até o momento a fístula, mesmo que pequena, não some. Ela melhorou de quadro, antes do tratamento ela surgia com pus, agora ela diminuiu, quase não aparecendo, apenas uma bolinha bem pequena de sangue, mas bem imperceptível, mas sei que ela está lá pois a região está um pouco inflamada. Será que estamos no caminho certo? Minha preocupação é a demora pela melhora. O que sugere?
    Não estou tomando nenhum antibiótico, anti-inflamatório, nenhuma medicação. Ele apenas tratou quando abriu o canal, agora ele praticamente já fechou na esperança de curar, mas acho que terá de abrir novamente…

    • Sergio, acho que vocês estão no caminho certo, sim. Às vezes demora um pouco pra fístula regredir, mesmo. Cada organismo responde de forma diferente.

  230. Boa tarde,

    Quinta passada fiz um tratamento de canal, mas no dia seguinte minha gengiva começou a inchar e hoje o inchaço segue e chegou até meu olho esquerdo… Minha regiao esquerda esta toda inchada… Tomo antibiotico há 2 dias, mas nao vejo resultado. Pode me ajudar ?

    • Paulo, me parece que você está atravessando a fase aguda de um abscesso. Dói muito, incha… é assim mesmo. Mas você já está tomando antibiótico, então continue o tratamento com medicação como orientado por seu dentista. A infecção e o abscesso vão regredir.

  231. Me ajuda please
    To com uma fístula há mais de duas semanas.
    Fui na dentista ela me passou antibiótico amoxicilina por 7 dias e passou ibuprofeno por 5 dias, e disse que minha raiz do dente está fraturada e que terei que extrair esse dente.
    Tomei os remédios por esse período mas a fístula não sumiu. Voltei lá e a dentista me mandou tomar o antibiótico por até 12 dias.
    Mas a fístula não some.
    Posso extrair o dente mesmo com a fístula ainda ?

    • Leticia, o ideal é que a infecção esteja sob controle no momento da extração, por isso sua dentista prescreveu novamente o antibiótico. A fístula deve regredir.

  232. Fiquei super feliz de ver como foi rápido uauuu a resposta, mto obrigado, em relação a bolha é sim no lugar onde foi extraído, está com aspecto bem escuro, e rosto tbm está inchado, ñ tenho dor e a bolha chega a cobrir os pontos, isso me preocupou bastante.

    • Acho que está tudo ok então, Renato. Deve ser o coágulo, mesmo. :)

  233. Oi, é porque minha mãe ela extraiu os dentes inferiores do lado direito, só que nos primeiros dentes tá um pouco inchado e com uma bolhinha, ela me disse que ela acha que foi porque quando ela foi pra extrair o dente, na hora que o médico foi tirar ela sentiu um pouco, aí ela falou pra ele, aí ele colocou mais anestesia e então arrancou o outro. Será o que foi, Dra?

    • Anna, não sei… não dá pra dizer apenas pela sua descrição. Como é essa bolinha? Onde ela está? Sai alguma coisa dela? De qualquer forma, dor e inchaço são comuns depois de uma extração, então é provável que isso se resolva nos próximos dias.

  234. Olá Dra., fiz a extração de um dente ontem e minha gengiva assim como meu rosto estão super inchados, ha uma formação de bolha de sangue em minha gengiva, é normal, como devo proceder, ñ estou sentindo dor e estou tomando medicação conforme me prescreveu o dentista, aguardo sua resposta, obg

    • Renato, essa “bolha de sangue” se formou onde? Se for exatamente no local de onde o dente foi removido, pode ser simplesmente o coágulo, o que é normal. O inchaço é comum no pós-operatório, mesmo. Como não há dor nem outros sintomas importantes, acho que você não precisa se preocupar, mas não hesite em entrar em contato com o seu dentista se achar necessário.

  235. Bom dia, Dra. Ana.

    Queria colocar uma questão: é normal após uma extração do dente aparecer uma pontinha pontiaguda (que mais parece outro dente) no local da extração? Eu extrai há mais de um ano um dente que estava quebrado, a dentista disse que teve que o quebrar para extrair, pois estava já muito cariado e se desfez no processo de extração, a questão é que após mais de um ano a pontinha persiste, mas sem causar qualquer dor nem inchaço, não incomoda minimamente, apenas a sinto se passar a lingua no local, vendo ao espelho realmente tem lá uma pequena ponta óssea. Eu já fui de novo ao dentista uns 2 meses depois para extrair o siso e correu tudo bem, o dentista observou a boca, não sei se viu a pontinha mas não fez nada… quanto tempo pode essa pontinha demorar a desaparecer? Será pedaço de osso da mandíbula ou pedaço de dente? Há tanto tempo que extraí o dente e nunca causou dores de espécie alguma.

    Obrigado.

    • Nuno, pode até ser um fragmento de dente, mas o mais provável é que seja ou uma porção óssea em aresta ou uma espícula óssea solta. Se for apenas o formato do rebordo ósseo, deve amenizar nos próximos meses.

  236. Tenho vários problemas para resolver nos dentes, meus dentes de cima sao perfeitos mas os de baixo ta cheio de caries e agora essa bolinha, e la atras saindo muito pus ja ha muito tempo e nunca para, ja tomei amoxilina e nao adiantou nada…

    • Rafael, PROCURE UM DENTISTA. Se você sabe que está cheio de cáries, por que não fez isso ainda? Pra quê tomar amoxicilina… quem prescreveu? Médico? Se você tem pus saindo da gengiva, há infecção. Você precisa tratar logo isso, não demore mais!

  237. Oi, boa noite Dra. Ana, fiquei muito feliz em ver que a senhora realmente responde as perguntas, espero que responda a minha também.
    Primeiramente eu morro de medo de dentista, acho que é trauma. Uma vez comecei um tratamento de canal, pois preciso de aparelho dentário, só que infelizmente a dentista que me atendia não utilizou anestesia nenhuma, fez um buraco no meu dente, obturou e disse que já tinha acabado o tratamento de canal, ah ela também disse que esse dente não iria doer pois ela arrancou o nervo, a senhora não imagina a dor que eu senti durante todo o processo, isso que ela falou pra mim se doer toma (paracetamol). Resumindo, passado 1 ano e meio, minha obturação já caiu, estou com um buraco no centro do dente que dói muito, principalmente quando cai comida dentro dele e ele está com cárie. Sem falar que faz exatamente duas semanas que apareceu uma bolinha na gengiva bem em cima do dente machucado, essa bolinha incha, então apertei pra ver o que era, então saiu pus, ela ainda não saiu e está surgindo outra no ladinho da mesma. Por favor Dra. Ana me ajuda, me dê uma resposta do que pode ser isso, sei que tenho que voltar ao dentista, pois ainda não coloquei o meu aparelho dentário, porém tenho muito medo por conta do meu ultimo tratamento.

    • Patrícia, sua descrição parece ser de uma fístula, como explico no texto. Se a origem da fístula for o mesmo dente, é sinal que o tratamento de canal precisa ser refeito. Mas fique tranquila, não há razão alguma pra isso ser feito sem anestesia. Se o dentista disser pra você que não precisa de anestesia, saia correndo 😀 (brincadeirinha). Sério: é um direito seu ser anestesiada durante o tratamento de canal, o que vai garantir seu conforto durante o procedimento.

  238. Oi doutora, minha filha tem 6 anos os dentinhos delas estao se estragando, pode ser pq ela tomou antibioticos qndo bb? E hoje notei uma pequena bolha no mesmo, ela me relatou q nao doi, o q pode ser?

    • Não Kassiane, embora as pessoas acreditem nisso, antibióticos não estragam os dentes, existem alguns tipos – que nem são mais utilizados em crianças com dentes em fase de calcificação – que podem manchar os dentes, e só. A única forma disso acontecer é quando o antibiótico é em forma de xarope açucarado, aí pode levar ao desenvolvimento de cáries sem a correta higienização. A “bolha” provavelmente é uma fístula, o que revela uma infecção. É possível que haja algum dentinho da sua filha com problema de canal. Leve-a a um odontopediatra pra avaliar e tratar de acordo.

  239. Olá Dra. Ana. Fiz um canal há mais ou menos 1 ano em um dente. Fiquei de por o bloco, mas sempre enrolando… Há uma semana apareceu uma bolha com pus e sangue, chegou a um ponto em que ela estourou, assim drenando o que estava ali. Vou ao dentista ainda nessa semana, gostaria de saber sobre o risco da sepse. Obrigado.

    • Pedro, sua infecção é localizada e, pelo seu relato, não há razão pra que ela acometa outras partes do seu organismo. É preciso identificar a origem da infecção (pode ser o dente com tratamento de canal, pode ser outro dente, pode ser a própria gengiva) e tratar de acordo.

  240. Ola Dra. Ana, estou com uma bolinha de sangue bem dura no dente de trás, o q eu devo fazer, incomoda bastante, grato.

    • Oseias, primeiramente, procurar um dentista pra avaliar. Se for uma fístula, como explico no texto, é preciso identificar sua origem pra tratar de acordo.

  241. Oi Dra., que bom ver que você realmente responde. Que felicidade. Eu fiz um implante ha 1 ano e meio atras, e ha uns 2 dias percebi uma bolinha na gengiva, eu pressionei e senti que saiu um liquido, mas bem pouco. E hoje a bolinha ta com a pontinha amarela, bem na localização do pino. Primeiro pensei que pudesse ser tártaro, mas agora ja não sei. Tens idéia do que pode ser? Infelizmente não tenho como ir no meu dentista pq to desempregada, mas assim que eu puder com certeza eu vou.

    Obrigada pela atenção.
    Patrícia

    • Patrícia, pela sua descrição é uma fístula, um local na gengiva por onde seu organismo expulsa o pus de uma infecção. É preciso investigar de onde vem o pus, se do canal de um dente, da própria gengiva ou da região do implante.

  242. Oi Dra. Ana… eu to com um dente estragado, ta um buraco pequeno e ainda esta obturado, so que agora ele ta inchado e tem um abscesso e ta saindo pus, e depois sangue… meu rosto ta um pouco inchado e as vezes doi muito… ja tomei anti-inflamatorio… ai passa e depois volta… o que eu faço…

    • Ananda, pela sua descrição é preciso tratamento de canal. Não há nada que você possa fazer por conta própria, é preciso procurar um dentista pra avaliar, ver se é isso mesmo e tratar de acordo. Não demore.

  243. Olá doutora, meu filho tem 4 anos e tem um problema na formação dentária, os dentes se despedaçam, hoje na hora da escovação notei uma bolha na gengiva bem acima de um dos dentes atingidos pela má formação, passei o dedo e saiu um pouco de pus, logo após um pouco de sangue, notei que ela explodiu, mas logo após inchou… Estou preocupada!!! Amanhã já vou marcar uma consulta!

    • Faça isso, Carolina. A presença de pus revela infecção, e se há infecção, é essencial tratar.

  244. Meu filho esta com um abscesso na gengiva, tipo um bolinha. Ha um tempo ele caiu e quebrou o dente. Será que tem alguma coisa a ver com isso? E que tratamento deve ser feito?

    Obrigado.

    • Humberto, é bem provável que o abscesso tenha a ver com o trauma, sim. Possivelmente é um problema de canal, portanto o tratamento seria de canal. Mas é questão de avaliar, pode ser outra coisa, também.

  245. Oi Ana, logo após ir ao dentista ele tirou a cárie e colocou um permanente, tudo ok, fui trocar o permanente e n tinha necessidade de canal, depois de terminar e de passar o fio dental, sangrou e ficou uma bolinha atrás, no meio dos dois dentes superiores da frente, as 2 “portinhas” e não doi de jeito nenhum, o que pode ser?

    • Lênyton, pra quê trocar a restauração permanente? Não seria uma provisória? Enfim… provavelmente é algo passageiro, uma reação da gengiva à manipulação do dentista durante o procedimento. Se persistir, procure seu dentista pra reavaliar.

  246. Boa tarde, estou com a gengiva inflamada, nao sangra e esta inchada, e na parte de cima esta roxa e tem muitas bolinhas por dentro, nao da para ver por fora, so sinto quando passo o dedo, ja fui no dentista e vou fazer raspagem, mas nao falei dessas bolinhas, o que pode ser, por favor me responda?

    • Lidiane, mesmo sem você ter mencionado o seu dentista deve ter visto essas bolinhas. Se ele não mencionou nada a respeito, não deve ser algo pra se preocupar. De qualquer forma, mencione isso na próxima consulta.

  247. Boa tarde, Dra. Ana,
    Estou com uma dúvida que está incomodando…
    Ontem fez um mês que estou usando aparelho, há algumas semanas percebo algo diferente nos meus dentes. Parece algo “fora do normal”. A carne da minha gengiva se encontra juntamente entre meu dente e está doendo muito, não sei como isso aconteceu. Irei no dentista no dia 12, mas quero tirar essa dúvida antes. Tenho um exemplo da situação que está acontecendo comigo:
    Ex.: “Quando comemos carnes, elas ficam presas nos dentes. A carne da minha gengiva está arrodeando todo meu dente”, estou com medo. :(
    Por favor tira minha dúvida. :(

    • Lete, pelo que entendi a sua gengiva “cresceu”. Isso se chama hiperplasia, e geralmente ocorre pelo acúmulo de placa bacteriana, o que causa gengivite (geral ou local). Como a presença do aparelho dificulta a higienização, isso é relativamente comum em pessoas que usam aparelho. Procure higienizar bem, com escova normal, escova interdental, fio dental. A gengiva costuma regredir.

  248. Eu tenho uma bola de carne que fica entre a gengiva e o labio na parte de cima, fica meio escondida, gostaria de saber do que se trata, é dura.

    • Pode ser uma série de coisas, Daniel. Não dá pra dizer apenas com base na sua descrição. Procure um dentista pra avaliar clinicamente.

  249. Agradeço a resposta tao rápida, vou aguardar então que passe :) nao querendo abusar, tenho uma última questão, tenho um filho com 5 anos, quando tinha 4 numa brincadeira caiu e partiu um pouco do dente da frente, nao fez sangue e continua branquinho, mas de uns tempos pra cá aparece e desaparece uma bolinha em cima desse mesmo dente, mas na gengiva, umas vezes branca, outras vezes bege, é indolor, ele usa fio dental, escova bem os dentinhos e usa um elixir, o que será Dra? Ainda tem os dentinhos todos, nao caiu nenhum… uma vez mais muitissimo obrigada pela sua atencao e ajuda preciosa.

    • Ana, parece ser uma fístula, como explico no texto. Pelo histórico de trauma, é provável a necessidade de tratamento de canal. Leve seu filho ao odontopediatra pra avaliar.

  250. Boa noite, Dra. Ana
    Há 25 anos atrás tive uma trepanação na raiz do dente da frente. Na época foi obturada e nunca mais tive bolinha no céu da boca. Neste mês apareceu uma bolinha de pus na gengiva (parte da frente superior) acima do dente que foi tratado. Fui a dentista, que me pediu uma panoramica, para saber a situação do osso. Gostaria de saber se pode haver outras causas, sem ser este dente que foi tratado e como poderia constatar o problema.
    OBS.: Não tomei nenhum medicamento. O abscesso já drenou.
    Obrigada, Dra. Ana

    • Angela, sim, o problema pode ser gengival, por exemplo… ou até em outro dente. Pra ter certeza, sua dentista vai considerar as informações do exame clínico e da radiografia.

Comente ou pergunte!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>