Bolinha na Gengiva: O Que É?

Se tem uma pergunta que eu ouço sempre é essa: “Doutora, tem uma bolinha na minha gengiva! Ela aparece, fica um tempo e depois some. O que é isso?” Pra saber com certeza, só indo no dentista. Mas eu imagino o que possa ser…

Essa bolinha ou bolha nada mais é do que um jeito que o seu organismo arrumou para expulsar o pus proveniente de uma infecção, seja do seu dente, seja da sua gengiva. Não tendo por onde sair, o pus cria um “caminho” por dentro do osso chamado fístula, e a saída da fístula na gengiva é a tal bolha recorrente.

Fístula em dente com necessidade de tratamento de canal

Como essa infecção começou, depende. Talvez através de uma cárie que tenha atingido o canal do dente, talvez pelo acúmulo de tártaro que levou a um problema gengival. O fato é: se a causa da infecção não for removida, essa bolinha pode aparecer e sumir várias vezes, por muito tempo, sem nenhum outro sintoma. Ou você pode morrer de dor, ter febre e o seu rosto inchar, obrigando até o dentista a fazer uma drenagem do abscesso (fazer um corte para ajudar a liberar o pus). Veja como isso é feito no vídeo abaixo:

Se o problema tiver origem no canal do dente, o tratamento consiste em tratar o canal. Assim, as bactérias que causaram a infecção são removidas e a tal bolinha vai desaparecer de uma vez. Já se a infecção for proveniente da gengiva, será preciso eliminar as bactérias através de uma raspagem, limpando a região em volta dos dentes do tártaro que houver. Em ambos os casos, sendo necessário uso de antibióticos, eles serão prescritos pelo seu dentista. Nunca se auto-medique, pois há uma grande chance de você tomar o remédio errado e agravar o problema.

“Ah… mas eu não sinto dor e essa bolinha não incomoda! Não dá pra deixar assim mesmo?” Não. Toda infecção no seu organismo deve ser tratada, sob pena de perder o seu dente ou de acontecer coisa pior. Nunca subestime uma infecção, mesmo que você ache que “é só um dente”. Porque tem gente que já morreu disso

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

No Plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e administradora da OdontoPédia. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista Veja todos os posts de Ana Tokus
Postado em: Endodontia, Periodontia | Marcadores: , , , , , , , ,

16

  1. Boa noite, Dra. Ana
    Há 25 anos atrás tive uma trepanação na raiz do dente da frente. Na época foi obturada e nunca mais tive bolinha no céu da boca. Neste mês apareceu uma bolinha de pus na gengiva (parte da frente superior) acima do dente que foi tratado. Fui a dentista, que me pediu uma panoramica, para saber a situação do osso. Gostaria de saber se pode haver outras causas, sem ser este dente que foi tratado e como poderia constatar o problema.
    OBS.: Não tomei nenhum medicamento. O abscesso já drenou.
    Obrigada, Dra. Ana

    • Angela, sim, o problema pode ser gengival, por exemplo… ou até em outro dente. Pra ter certeza, sua dentista vai considerar as informações do exame clínico e da radiografia.

  2. Agradeço a resposta tao rápida, vou aguardar então que passe :) nao querendo abusar, tenho uma última questão, tenho um filho com 5 anos, quando tinha 4 numa brincadeira caiu e partiu um pouco do dente da frente, nao fez sangue e continua branquinho, mas de uns tempos pra cá aparece e desaparece uma bolinha em cima desse mesmo dente, mas na gengiva, umas vezes branca, outras vezes bege, é indolor, ele usa fio dental, escova bem os dentinhos e usa um elixir, o que será Dra? Ainda tem os dentinhos todos, nao caiu nenhum… uma vez mais muitissimo obrigada pela sua atencao e ajuda preciosa.

    • Ana, parece ser uma fístula, como explico no texto. Pelo histórico de trauma, é provável a necessidade de tratamento de canal. Leve seu filho ao odontopediatra pra avaliar.

  3. Eu tenho uma bola de carne que fica entre a gengiva e o labio na parte de cima, fica meio escondida, gostaria de saber do que se trata, é dura.

    • Pode ser uma série de coisas, Daniel. Não dá pra dizer apenas com base na sua descrição. Procure um dentista pra avaliar clinicamente.

  4. Boa tarde, Dra. Ana,
    Estou com uma dúvida que está incomodando…
    Ontem fez um mês que estou usando aparelho, há algumas semanas percebo algo diferente nos meus dentes. Parece algo “fora do normal”. A carne da minha gengiva se encontra juntamente entre meu dente e está doendo muito, não sei como isso aconteceu. Irei no dentista no dia 12, mas quero tirar essa dúvida antes. Tenho um exemplo da situação que está acontecendo comigo:
    Ex.: “Quando comemos carnes, elas ficam presas nos dentes. A carne da minha gengiva está arrodeando todo meu dente”, estou com medo. :(
    Por favor tira minha dúvida. :(

    • Lete, pelo que entendi a sua gengiva “cresceu”. Isso se chama hiperplasia, e geralmente ocorre pelo acúmulo de placa bacteriana, o que causa gengivite (geral ou local). Como a presença do aparelho dificulta a higienização, isso é relativamente comum em pessoas que usam aparelho. Procure higienizar bem, com escova normal, escova interdental, fio dental. A gengiva costuma regredir.

  5. Boa tarde, estou com a gengiva inflamada, nao sangra e esta inchada, e na parte de cima esta roxa e tem muitas bolinhas por dentro, nao da para ver por fora, so sinto quando passo o dedo, ja fui no dentista e vou fazer raspagem, mas nao falei dessas bolinhas, o que pode ser, por favor me responda?

    • Lidiane, mesmo sem você ter mencionado o seu dentista deve ter visto essas bolinhas. Se ele não mencionou nada a respeito, não deve ser algo pra se preocupar. De qualquer forma, mencione isso na próxima consulta.

  6. Oi Ana, logo após ir ao dentista ele tirou a cárie e colocou um permanente, tudo ok, fui trocar o permanente e n tinha necessidade de canal, depois de terminar e de passar o fio dental, sangrou e ficou uma bolinha atrás, no meio dos dois dentes superiores da frente, as 2 “portinhas” e não doi de jeito nenhum, o que pode ser?

    • Lênyton, pra quê trocar a restauração permanente? Não seria uma provisória? Enfim… provavelmente é algo passageiro, uma reação da gengiva à manipulação do dentista durante o procedimento. Se persistir, procure seu dentista pra reavaliar.

  7. Meu filho esta com um abscesso na gengiva, tipo um bolinha. Ha um tempo ele caiu e quebrou o dente. Será que tem alguma coisa a ver com isso? E que tratamento deve ser feito?

    Obrigado.

    • Humberto, é bem provável que o abscesso tenha a ver com o trauma, sim. Possivelmente é um problema de canal, portanto o tratamento seria de canal. Mas é questão de avaliar, pode ser outra coisa, também.

  8. Olá doutora, meu filho tem 4 anos e tem um problema na formação dentária, os dentes se despedaçam, hoje na hora da escovação notei uma bolha na gengiva bem acima de um dos dentes atingidos pela má formação, passei o dedo e saiu um pouco de pus, logo após um pouco de sangue, notei que ela explodiu, mas logo após inchou… Estou preocupada!!! Amanhã já vou marcar uma consulta!

    • Faça isso, Carolina. A presença de pus revela infecção, e se há infecção, é essencial tratar.

Comente ou pergunte!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>