Bolinha na Gengiva: O Que É?

Se tem uma pergunta que eu ouço sempre é essa: “Doutora, tem uma bolinha na minha gengiva! Ela aparece, fica um tempo e depois some. O que é isso?” Pra saber com certeza, só indo no dentista. Mas eu imagino o que possa ser…

Essa bolinha ou bolha nada mais é do que um jeito que o seu organismo arrumou para expulsar o pus proveniente de uma infecção, seja do seu dente, seja da sua gengiva. Não tendo por onde sair, o pus cria um “caminho” por dentro do osso chamado fístula, e a saída da fístula na gengiva é a tal bolha recorrente.

Fístula em dente com necessidade de tratamento de canal

Como essa infecção começou, depende. Talvez através de uma cárie que tenha atingido o canal do dente, talvez pelo acúmulo de tártaro que levou a um problema gengival. O fato é: se a causa da infecção não for removida, essa bolinha pode aparecer e sumir várias vezes, por muito tempo, sem nenhum outro sintoma. Ou você pode morrer de dor, ter febre e o seu rosto inchar, obrigando até o dentista a fazer uma drenagem do abscesso (fazer um corte para ajudar a liberar o pus). Veja como isso é feito no vídeo abaixo:

Se o problema tiver origem no canal do dente, o tratamento consiste em tratar o canal. Assim, as bactérias que causaram a infecção são removidas e a tal bolinha vai desaparecer de uma vez. Já se a infecção for proveniente da gengiva, será preciso eliminar as bactérias através de uma raspagem, limpando a região em volta dos dentes do tártaro que houver. Em ambos os casos, sendo necessário uso de antibióticos, eles serão prescritos pelo seu dentista. Nunca se auto-medique, pois há uma grande chance de você tomar o remédio errado e agravar o problema.

“Ah… mas eu não sinto dor e essa bolinha não incomoda! Não dá pra deixar assim mesmo?” Não. Toda infecção no seu organismo deve ser tratada, sob pena de perder o seu dente ou de acontecer coisa pior. Nunca subestime uma infecção, mesmo que você ache que “é só um dente”. Porque tem gente que já morreu disso

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

No Plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e administradora da OdontoPédia. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista Veja todos os posts de Ana Tokus
Postado em: Endodontia, Periodontia | Marcadores: , , , , , , , ,

66

  1. Boa noite, Dra. Ana
    Há 25 anos atrás tive uma trepanação na raiz do dente da frente. Na época foi obturada e nunca mais tive bolinha no céu da boca. Neste mês apareceu uma bolinha de pus na gengiva (parte da frente superior) acima do dente que foi tratado. Fui a dentista, que me pediu uma panoramica, para saber a situação do osso. Gostaria de saber se pode haver outras causas, sem ser este dente que foi tratado e como poderia constatar o problema.
    OBS.: Não tomei nenhum medicamento. O abscesso já drenou.
    Obrigada, Dra. Ana

    • Angela, sim, o problema pode ser gengival, por exemplo… ou até em outro dente. Pra ter certeza, sua dentista vai considerar as informações do exame clínico e da radiografia.

  2. Agradeço a resposta tao rápida, vou aguardar então que passe :) nao querendo abusar, tenho uma última questão, tenho um filho com 5 anos, quando tinha 4 numa brincadeira caiu e partiu um pouco do dente da frente, nao fez sangue e continua branquinho, mas de uns tempos pra cá aparece e desaparece uma bolinha em cima desse mesmo dente, mas na gengiva, umas vezes branca, outras vezes bege, é indolor, ele usa fio dental, escova bem os dentinhos e usa um elixir, o que será Dra? Ainda tem os dentinhos todos, nao caiu nenhum… uma vez mais muitissimo obrigada pela sua atencao e ajuda preciosa.

    • Ana, parece ser uma fístula, como explico no texto. Pelo histórico de trauma, é provável a necessidade de tratamento de canal. Leve seu filho ao odontopediatra pra avaliar.

  3. Eu tenho uma bola de carne que fica entre a gengiva e o labio na parte de cima, fica meio escondida, gostaria de saber do que se trata, é dura.

    • Pode ser uma série de coisas, Daniel. Não dá pra dizer apenas com base na sua descrição. Procure um dentista pra avaliar clinicamente.

  4. Boa tarde, Dra. Ana,
    Estou com uma dúvida que está incomodando…
    Ontem fez um mês que estou usando aparelho, há algumas semanas percebo algo diferente nos meus dentes. Parece algo “fora do normal”. A carne da minha gengiva se encontra juntamente entre meu dente e está doendo muito, não sei como isso aconteceu. Irei no dentista no dia 12, mas quero tirar essa dúvida antes. Tenho um exemplo da situação que está acontecendo comigo:
    Ex.: “Quando comemos carnes, elas ficam presas nos dentes. A carne da minha gengiva está arrodeando todo meu dente”, estou com medo. :(
    Por favor tira minha dúvida. :(

    • Lete, pelo que entendi a sua gengiva “cresceu”. Isso se chama hiperplasia, e geralmente ocorre pelo acúmulo de placa bacteriana, o que causa gengivite (geral ou local). Como a presença do aparelho dificulta a higienização, isso é relativamente comum em pessoas que usam aparelho. Procure higienizar bem, com escova normal, escova interdental, fio dental. A gengiva costuma regredir.

  5. Boa tarde, estou com a gengiva inflamada, nao sangra e esta inchada, e na parte de cima esta roxa e tem muitas bolinhas por dentro, nao da para ver por fora, so sinto quando passo o dedo, ja fui no dentista e vou fazer raspagem, mas nao falei dessas bolinhas, o que pode ser, por favor me responda?

    • Lidiane, mesmo sem você ter mencionado o seu dentista deve ter visto essas bolinhas. Se ele não mencionou nada a respeito, não deve ser algo pra se preocupar. De qualquer forma, mencione isso na próxima consulta.

  6. Oi Ana, logo após ir ao dentista ele tirou a cárie e colocou um permanente, tudo ok, fui trocar o permanente e n tinha necessidade de canal, depois de terminar e de passar o fio dental, sangrou e ficou uma bolinha atrás, no meio dos dois dentes superiores da frente, as 2 “portinhas” e não doi de jeito nenhum, o que pode ser?

    • Lênyton, pra quê trocar a restauração permanente? Não seria uma provisória? Enfim… provavelmente é algo passageiro, uma reação da gengiva à manipulação do dentista durante o procedimento. Se persistir, procure seu dentista pra reavaliar.

  7. Meu filho esta com um abscesso na gengiva, tipo um bolinha. Ha um tempo ele caiu e quebrou o dente. Será que tem alguma coisa a ver com isso? E que tratamento deve ser feito?

    Obrigado.

    • Humberto, é bem provável que o abscesso tenha a ver com o trauma, sim. Possivelmente é um problema de canal, portanto o tratamento seria de canal. Mas é questão de avaliar, pode ser outra coisa, também.

  8. Olá doutora, meu filho tem 4 anos e tem um problema na formação dentária, os dentes se despedaçam, hoje na hora da escovação notei uma bolha na gengiva bem acima de um dos dentes atingidos pela má formação, passei o dedo e saiu um pouco de pus, logo após um pouco de sangue, notei que ela explodiu, mas logo após inchou… Estou preocupada!!! Amanhã já vou marcar uma consulta!

    • Faça isso, Carolina. A presença de pus revela infecção, e se há infecção, é essencial tratar.

  9. Oi Dra. Ana… eu to com um dente estragado, ta um buraco pequeno e ainda esta obturado, so que agora ele ta inchado e tem um abscesso e ta saindo pus, e depois sangue… meu rosto ta um pouco inchado e as vezes doi muito… ja tomei anti-inflamatorio… ai passa e depois volta… o que eu faço…

    • Ananda, pela sua descrição é preciso tratamento de canal. Não há nada que você possa fazer por conta própria, é preciso procurar um dentista pra avaliar, ver se é isso mesmo e tratar de acordo. Não demore.

  10. Oi Dra., que bom ver que você realmente responde. Que felicidade. Eu fiz um implante ha 1 ano e meio atras, e ha uns 2 dias percebi uma bolinha na gengiva, eu pressionei e senti que saiu um liquido, mas bem pouco. E hoje a bolinha ta com a pontinha amarela, bem na localização do pino. Primeiro pensei que pudesse ser tártaro, mas agora ja não sei. Tens idéia do que pode ser? Infelizmente não tenho como ir no meu dentista pq to desempregada, mas assim que eu puder com certeza eu vou.

    Obrigada pela atenção.
    Patrícia

    • Patrícia, pela sua descrição é uma fístula, um local na gengiva por onde seu organismo expulsa o pus de uma infecção. É preciso investigar de onde vem o pus, se do canal de um dente, da própria gengiva ou da região do implante.

  11. Ola Dra. Ana, estou com uma bolinha de sangue bem dura no dente de trás, o q eu devo fazer, incomoda bastante, grato.

    • Oseias, primeiramente, procurar um dentista pra avaliar. Se for uma fístula, como explico no texto, é preciso identificar sua origem pra tratar de acordo.

  12. Olá Dra. Ana. Fiz um canal há mais ou menos 1 ano em um dente. Fiquei de por o bloco, mas sempre enrolando… Há uma semana apareceu uma bolha com pus e sangue, chegou a um ponto em que ela estourou, assim drenando o que estava ali. Vou ao dentista ainda nessa semana, gostaria de saber sobre o risco da sepse. Obrigado.

    • Pedro, sua infecção é localizada e, pelo seu relato, não há razão pra que ela acometa outras partes do seu organismo. É preciso identificar a origem da infecção (pode ser o dente com tratamento de canal, pode ser outro dente, pode ser a própria gengiva) e tratar de acordo.

  13. Oi doutora, minha filha tem 6 anos os dentinhos delas estao se estragando, pode ser pq ela tomou antibioticos qndo bb? E hoje notei uma pequena bolha no mesmo, ela me relatou q nao doi, o q pode ser?

    • Não Kassiane, embora as pessoas acreditem nisso, antibióticos não estragam os dentes, existem alguns tipos – que nem são mais utilizados em crianças com dentes em fase de calcificação – que podem manchar os dentes, e só. A única forma disso acontecer é quando o antibiótico é em forma de xarope açucarado, aí pode levar ao desenvolvimento de cáries sem a correta higienização. A “bolha” provavelmente é uma fístula, o que revela uma infecção. É possível que haja algum dentinho da sua filha com problema de canal. Leve-a a um odontopediatra pra avaliar e tratar de acordo.

  14. Oi, boa noite Dra. Ana, fiquei muito feliz em ver que a senhora realmente responde as perguntas, espero que responda a minha também.
    Primeiramente eu morro de medo de dentista, acho que é trauma. Uma vez comecei um tratamento de canal, pois preciso de aparelho dentário, só que infelizmente a dentista que me atendia não utilizou anestesia nenhuma, fez um buraco no meu dente, obturou e disse que já tinha acabado o tratamento de canal, ah ela também disse que esse dente não iria doer pois ela arrancou o nervo, a senhora não imagina a dor que eu senti durante todo o processo, isso que ela falou pra mim se doer toma (paracetamol). Resumindo, passado 1 ano e meio, minha obturação já caiu, estou com um buraco no centro do dente que dói muito, principalmente quando cai comida dentro dele e ele está com cárie. Sem falar que faz exatamente duas semanas que apareceu uma bolinha na gengiva bem em cima do dente machucado, essa bolinha incha, então apertei pra ver o que era, então saiu pus, ela ainda não saiu e está surgindo outra no ladinho da mesma. Por favor Dra. Ana me ajuda, me dê uma resposta do que pode ser isso, sei que tenho que voltar ao dentista, pois ainda não coloquei o meu aparelho dentário, porém tenho muito medo por conta do meu ultimo tratamento.

    • Patrícia, sua descrição parece ser de uma fístula, como explico no texto. Se a origem da fístula for o mesmo dente, é sinal que o tratamento de canal precisa ser refeito. Mas fique tranquila, não há razão alguma pra isso ser feito sem anestesia. Se o dentista disser pra você que não precisa de anestesia, saia correndo :D (brincadeirinha). Sério: é um direito seu ser anestesiada durante o tratamento de canal, o que vai garantir seu conforto durante o procedimento.

  15. Tenho vários problemas para resolver nos dentes, meus dentes de cima sao perfeitos mas os de baixo ta cheio de caries e agora essa bolinha, e la atras saindo muito pus ja ha muito tempo e nunca para, ja tomei amoxilina e nao adiantou nada…

    • Rafael, PROCURE UM DENTISTA. Se você sabe que está cheio de cáries, por que não fez isso ainda? Pra quê tomar amoxicilina… quem prescreveu? Médico? Se você tem pus saindo da gengiva, há infecção. Você precisa tratar logo isso, não demore mais!

  16. Bom dia, Dra. Ana.

    Queria colocar uma questão: é normal após uma extração do dente aparecer uma pontinha pontiaguda (que mais parece outro dente) no local da extração? Eu extrai há mais de um ano um dente que estava quebrado, a dentista disse que teve que o quebrar para extrair, pois estava já muito cariado e se desfez no processo de extração, a questão é que após mais de um ano a pontinha persiste, mas sem causar qualquer dor nem inchaço, não incomoda minimamente, apenas a sinto se passar a lingua no local, vendo ao espelho realmente tem lá uma pequena ponta óssea. Eu já fui de novo ao dentista uns 2 meses depois para extrair o siso e correu tudo bem, o dentista observou a boca, não sei se viu a pontinha mas não fez nada… quanto tempo pode essa pontinha demorar a desaparecer? Será pedaço de osso da mandíbula ou pedaço de dente? Há tanto tempo que extraí o dente e nunca causou dores de espécie alguma.

    Obrigado.

    • Nuno, pode até ser um fragmento de dente, mas o mais provável é que seja ou uma porção óssea em aresta ou uma espícula óssea solta. Se for apenas o formato do rebordo ósseo, deve amenizar nos próximos meses.

  17. Olá Dra., fiz a extração de um dente ontem e minha gengiva assim como meu rosto estão super inchados, ha uma formação de bolha de sangue em minha gengiva, é normal, como devo proceder, ñ estou sentindo dor e estou tomando medicação conforme me prescreveu o dentista, aguardo sua resposta, obg

    • Renato, essa “bolha de sangue” se formou onde? Se for exatamente no local de onde o dente foi removido, pode ser simplesmente o coágulo, o que é normal. O inchaço é comum no pós-operatório, mesmo. Como não há dor nem outros sintomas importantes, acho que você não precisa se preocupar, mas não hesite em entrar em contato com o seu dentista se achar necessário.

  18. Oi, é porque minha mãe ela extraiu os dentes inferiores do lado direito, só que nos primeiros dentes tá um pouco inchado e com uma bolhinha, ela me disse que ela acha que foi porque quando ela foi pra extrair o dente, na hora que o médico foi tirar ela sentiu um pouco, aí ela falou pra ele, aí ele colocou mais anestesia e então arrancou o outro. Será o que foi, Dra?

    • Anna, não sei… não dá pra dizer apenas pela sua descrição. Como é essa bolinha? Onde ela está? Sai alguma coisa dela? De qualquer forma, dor e inchaço são comuns depois de uma extração, então é provável que isso se resolva nos próximos dias.

  19. Fiquei super feliz de ver como foi rápido uauuu a resposta, mto obrigado, em relação a bolha é sim no lugar onde foi extraído, está com aspecto bem escuro, e rosto tbm está inchado, ñ tenho dor e a bolha chega a cobrir os pontos, isso me preocupou bastante.

    • Acho que está tudo ok então, Renato. Deve ser o coágulo, mesmo. :)

  20. Me ajuda please
    To com uma fístula há mais de duas semanas.
    Fui na dentista ela me passou antibiótico amoxicilina por 7 dias e passou ibuprofeno por 5 dias, e disse que minha raiz do dente está fraturada e que terei que extrair esse dente.
    Tomei os remédios por esse período mas a fístula não sumiu. Voltei lá e a dentista me mandou tomar o antibiótico por até 12 dias.
    Mas a fístula não some.
    Posso extrair o dente mesmo com a fístula ainda ?

    • Leticia, o ideal é que a infecção esteja sob controle no momento da extração, por isso sua dentista prescreveu novamente o antibiótico. A fístula deve regredir.

  21. Boa tarde,

    Quinta passada fiz um tratamento de canal, mas no dia seguinte minha gengiva começou a inchar e hoje o inchaço segue e chegou até meu olho esquerdo… Minha regiao esquerda esta toda inchada… Tomo antibiotico há 2 dias, mas nao vejo resultado. Pode me ajudar ?

    • Paulo, me parece que você está atravessando a fase aguda de um abscesso. Dói muito, incha… é assim mesmo. Mas você já está tomando antibiótico, então continue o tratamento com medicação como orientado por seu dentista. A infecção e o abscesso vão regredir.

  22. Boa noite,
    Cerca de 10 anos atrás realizei um procedimento de canal, onde fez-se necessário colocar metade de uma coroa para tapar o dente quebrado.

    Este ano, uma fístula surgiu na gengiva decorrente ao canal daquela época.
    Meu dentista já abriu o canal, limpou, limpou, limpou e limpou… Até o momento a fístula, mesmo que pequena, não some. Ela melhorou de quadro, antes do tratamento ela surgia com pus, agora ela diminuiu, quase não aparecendo, apenas uma bolinha bem pequena de sangue, mas bem imperceptível, mas sei que ela está lá pois a região está um pouco inflamada. Será que estamos no caminho certo? Minha preocupação é a demora pela melhora. O que sugere?
    Não estou tomando nenhum antibiótico, anti-inflamatório, nenhuma medicação. Ele apenas tratou quando abriu o canal, agora ele praticamente já fechou na esperança de curar, mas acho que terá de abrir novamente…

    • Sergio, acho que vocês estão no caminho certo, sim. Às vezes demora um pouco pra fístula regredir, mesmo. Cada organismo responde de forma diferente.

  23. Ola dra, bom dia, bem eu fraturei um dente, procurando um dentista, o mesmo me disse que tinha fraturado a raiz, sugeriu que eu teria que fazer um implante pois perderia o mesmo, ok e agora apareceu uma fistula enorme, o que fazer, entrar no (paracetamol) ate ela sumir, o que faço?

    • Nivaldo, depende da orientação que seu dentista deu a respeito. Paracetamol é um analgésico e anti-inflamatório, se o problema for uma infecção, não é a medicação adequada. Não se preocupe em “decidir” o que fazer, não é atribuição sua, seu dentista é que vai orientá-lo com base no exame realizado e em outras informações relevantes que você tenha fornecido. Enfim: se o dente precisará ser extraído, converse com seu dentista pra ver se será necessário algum remédio antes e/ou após a extração.

  24. Olá doutora,
    Antes de ir ao dentista gostaria de esclarecer uma dúvida minha. Há dois dias apareceu uma bolha na minha gengiva, exatamente no local onde nasce o siso (que no meu caso ainda não nasceu), está inchado e atrapalha a mastigação, notei que sai uma espécie de mistura de sangue com água, não pus.
    O quê pode ser?

    • Jessica, me parece que você está passando por um problema chamado “pericoronarite”, que é inflamação e possível infecção da gengiva em volta de um dente (o siso, no caso) que está nascendo. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo, se necessário. Pode estar indicada a extração do dente, alguma cirurgia gengival, medicação antibiótica, etc.. Depende do caso.

  25. Oi, gostaria que me tirasse uma dúvida, ha alguns anos atrás eu tratei uma cárie no meu dente, depois de alguns anos o dente começou a me incomodar, parecia latejar, mas depois de algum tempo passou, não senti mais nada, só quando aperto a raiz do tal dente pelo lado de fora da boca que sinto algum desconforto, e ha alguns dias apareceu uma bolinha de pus indolor, parecida com uma afta. Ela estourou assim que eu toquei nela, saiu um pouco de sangue, no dia seguinte a mesma coisa, a bolinha voltou e eu estourei com o dedo sem querer, o que pode ser?

    • Priscila, a sua descrição é bem característica de problema de canal. A dor espontânea que cessou de repente (quando o “nervo” do dente necrosou), a dor quando você apalpa, a fístula (“bolinha” de pus) recorrente. É muito provável que esteja indicado o tratamento de canal. Procure um dentista pra avaliar.

  26. Ola, tenho uma carie no dente e acima dela saiu uma bola, ela doi um pouco parece q esta amortecida, parece ser no osso do dente, o que será q pode ser ??

    • Parece ser um abscesso, July… o que revela uma infecção, que pode ter origem no canal desse dente, por exemplo. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  27. Esse abscesso pode ser perigoso caso nao tratado ??
    Obrigada.

    • Sim, pois é uma infecção. E embora não seja regra, ela pode atingir outras partes do organismo.

  28. Obrigada por ter me respondido !!!!
    Eu extrai o dente na quinta feira.
    Obviamente ainda estou com os pontos.
    Já posso malhar ou devo esperar mais?

  29. Dra., meu dente tá só com a raiz, queria extrair, é muito difícil o procedimento?

    • Bia, cada caso é um caso… mas em princípio, não. O dentista possui os instrumentos e conhecimento pra isso. A primeira coisa que você tem que fazer é procurar um dentista pra avaliar se é caso pra extração mesmo, pois uma raiz em bom estado pode ser usada pra apoiar pino e coroa, evitando assim a extração.

  30. Oi Dra. Ana…
    Tenho uma bolha de sangue com pus na minha gengiva, gostaria de saber se posso estourar em casa ou posso colocar algum remédio em cima??

    • Gabriela, você até pode… mas eu não aconselho. Até porque estourá-la ou passar qualquer remédio na gengiva não vai resolver o problema. É preciso procurar um dentista pra identificar a causa da “bolha” e tratar de acordo.

  31. Oi Dra. Ana…
    Meu filho tem 5 anos, tinha uma carie q chegou ao canal, levei ele na dentista, ela limpou e fechou, e agora apareceu uma bolinha em cima, vai precisar cortar ou fazer canal? Nao tem outro jeito de tratar?

    • Cheila, parece que essa “bolinha” é uma fístula, o que revela um problema de canal, muito provavelmente. Se for esse o problema, fica indicado o tratamento de canal… a não ser que esse dente já esteja pra cair, aí talvez, por uma questão prática, seja melhor extrair. Enfim: depende da avaliação da dentista do seu filho. Converse com ela.

  32. Olá, tenho uma bolha no dente 2º molar lado direito, a médica que me atendeu disse que eu teria que fazer canal, porém ao passar com uma especialista pelo tratamento fui informado que não há como realizar isso e terei que arrancar o dente, isso já faz quase um ano.
    E do lado esquerdo cresceram inguas, perguntei na época se isso era alguma coisa e a mesma me disse que isso é normal quando o dentes mordem ou não espaço suficiente na boca, ela vão e somem e depois voltam.
    Não realizei a extração do mesmo, agora a bolha retornou, o que faço? Corro o risco de ter um câncer bucal por esse tempo? Qual o melhor caminho?

    • Rodrigo, isso não tem nada a ver com câncer, não há relação direta entre uma coisa e outra. Mas você tem uma infecção no seu organismo há quase 1 ano, já é mais do que hora de resolver isso. As “ínguas” surgem como sinal do seu sistema imunológico funcionando, defendendo seu organismo dessa infecção. O melhor caminho – o único, diria – é procurar sua dentista e fazer a extração, já que, segundo ela, o dente não é mais viável.

  33. Bom dia. Eu estou com o meu último dente quebrado, e ontem ao olhar no espelho percebi que minha gengiva cresceu DENTRO dele! Estou com medo, o que é isso e qual procedimento devo tomar?

Comente ou pergunte!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>