Sapinho é normal?

Sapinho é o nome popular de uma micose que ocorre na boca, a candidíase ou monilíase.

Qual a causa?

A  Candida albicans Cândida (este é o nome do fungo que causa o problema) ocorre naturalmente por todo o corpo, mas só causa doença se houver oportunidade para isso. Fora da boca, variações no pH, machucados, excesso de umidade ou contato íntimo favorecem o aparecimento. Na boca precisam ocorrer situações muito específicas para o aparecimento do sapinho:

  • Presença de próteses muito velhas que perderam sua adaptação.
  • Sistema imunológico abalado, como em bebês (com o sistema imunológico em desenvolvimento), idosos (com o sistema imunológico no declínio de suas funções) e pessoas com outras doenças.

sapinho post

Podemos dizer que a candidíase na boca é um tipo de termômetro para o sistema imunológico, indicando quando algo não vai bem.  Se você tem sapinho e não usa prótese, não tem seu sistema imunológico em formação ou naturalmente em declínio (como o caso de idosos ou bebês), podemos suspeitar que alguma doença ou condição esteja interferindo em sua imunidade…

candidiase
Candidíase relacionada ao uso de próteses “mal-adaptadas”.

Como saber se eu tenho sapinho?

Não sabe identificar a candidíase? Ela pode se apresentar como manchas vermelhas embaixo de uma prótese ou como placas esbranquiçadas que descolam-se facilmente da mucosa da boca e revelam manchas vermelhas. Em ambos os casos o paciente relata de ardência, que pode, inclusive, dificultar a alimentação! Nem sempre as manchas ou placas acontecem por toda a boca, na maioria das vezes o problema fica restrito a uma determinada área.

4d569715e1035929e581b7b78336d8a7
Aspecto de Candidíase com placas brancas por toda a boca.

Qual o tratamento?

O tratamento da candidíase pode envolver o uso de remédios (antimicóticos), troca de próteses, ou mesmo a intervenção indireta (tratamento do problema que afeta o sistema imunológico do paciente). Em qualquer um dos casos, o diagnóstico começa pelo dentista, mas pode acabar envolvendo o médico, também.

Se você acha que tem sapinho (ou que seu filho tem), procure um dentista e faça uma avaliação!

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Diagnóstico Bucal

Marcadores:

33 comentários

  1. Após uma corrida, meus labios estavam com coisinhas brancas, lavei a boca e saiu, não notei machucados e nem marcas vermelhas e nem dói, pode ser sapinho?

    1. Não Igor, provavelmente era “baba seca”, digamos assim. Você deve ter ficado meio desidratado durante a corrida, o que diminuiu o seu fluxo salivar.

  2. Olá, Dra. Boa noite, gostaria que vc me tirasse uma dúvida, todos os meses nasce sapinho na minha boca, a maioria nas laterais próximo aos dentes, e fica uma bolinha branca e avermelhada e incomodada bastante, tenho medo pois minha bisavó teve câncer na boca. E essa bolinhas aparecem com frequência.

    1. Andrea, você ACHA que é sapinho ou um médico ou dentista diagnosticou como sapinho / candidíase? Se for mesmo, deve ter a ver com queda de imunidade, já que é algo cíclico, que acontece todo mês. Essa queda de imunidade pode ter a ver com o seu ciclo menstrual, por exemplo. Converse com o seu dentista.

  3. Tou com mancha branca na língua, nao sei se e saburra ou candidiase, mas minha mulher e meu filho tá também. Como faço pra curar essa doença?

    1. Gil, quando você escova a língua (só com a escova, sem pasta de dente), essa mancha sai? Se sai, a língua dói? Fica sangrante?

    1. Samara, sugiro a avaliação de um otorrinolaringologista. Pode ser desde uma inflamação na garganta até alguma lesão específica.

  4. Olá doutora, estou com aparelho e apareceu manchas brancas na minha boca, quer dizer, apareceu uma mancha, mas bem leve, só um pouco. Sera q isso é sapinho ? E ainda dói um pouco.

    1. Pode ser, Raissa. Mostre para o seu dentista / ortodontista na próxima consulta, ou procure ele antes pra avaliar.

  5. Minha filha amanheceu com a boca cheia de manchas brancas, como se estivesse descamando… no decorrer do dia vai ficando vermelha e com algumas feridas. Porém ela não reclama durante a alimentação… então não sei se está doendo… será sapinho? Qual o tratamento?

    1. Provavelmente, Alessandra. Se fosse uma estomatite, por exemplo, doeria bastante. O tratamento é com antifúngico, mas não “chute” o remédio, procure um dentista ou médico pra avaliar… até porque pode ser outra coisa.

  6. Boa tarde doutora, estou com a língua branca. Todos os dias quando acordo parece pior e durante o dia em alguns momentos tenho uma sensação “grudenta”. A princípio tentei com enxaguantes bucais e limpadores de língua, não resolveu, persiste. Hoje pela manhã notei que as “bolinhas” que deveriam estar no fundo da garganta estão inflamadas mais no centro da língua. Não tenho nenhuma outra caracteristica na boca, apenas na língua e não tenho nenhum ponto vermelho ou feridas. Poderia ser algum tipo de fungo? Eu utilizo placa para dormir (bruxismo). Poderia me indicar algum tratamento natural?

    1. Jeni, me parece que você pode ter tido uma diminuição do fluxo salivar. Como a saliva ajuda a eliminar os resíduos sobre a língua, a saburra (camada de resíduos, células mortas, etc.) se acumula. Em princípio não me parece algo de origem fúngica. Procure escovar a língua com mais frequência e tomar bastante líquido, pra ajudar no aumento do fluxo salivar. Persistindo os sintomas, procure um dentista pra avaliar.

  7. Oii doutora, eu estou com um sapinho, ta normal, mas naquela linha da boca na frente dos dentes tem um buraquinho e ele ñ aparenta ser um sapinho, o q eu faço ??

  8. Boa tarde, ha uma semana apareceu manchas brancas nos labios do meu filho de 1 aninho, já fui ao médico e ele me receitou a nistatina, mas as manchas ainda estão lá. Quanto tempo leva até a melhora?

    1. Sendo candidíase mesmo, deve melhorar a qualquer momento, Fatima. Persistindo nos próximos dias, procure novamente o médico pra reavaliar.

  9. Oi Doutora, tudo bem?
    Fui mordido na hora do beijo e logo depois que eu fui olhar no espelho pra ver se tinha machucado, reparei que além da ferida, no outro lado da boca apareceu um único pontinho mais claro que a cor da boca, que não coça, nem dói. Pode ser ter sido pela mordida ou devo me preocupar com hpv?

    Obg!

    1. Se você reparou no “pontinho” apenas depois da mordida, provavelmente a causa foi essa. Se não sumir nos próximos dias, procure um dentista pra avaliar. Em princípio, nada a ver com HPV.

  10. Doutora, tudo bem? Estou com um monte de bolinhas brancas no interior da boca, somente por tras das bochechas. Isso ja esta ha mais de um ano, não sinto dores e nem coceiras. O q e isso e onde vou? Dermatologista ou um dentista? Tem algum medicamento de fácil acesso p sumir com essas bolinhas? Aguardo resposta e muito obrigado.

    1. Guilherme, em se tratando de bolinhas da mucosa da bochecha, procure um dentista. Embora um dermatologista possa ajudar, também. Dizer o que é, apenas com base no seu relato, eu não tenho como… mas não acho que seja “sapinho”, já que você tem isso há mais de 1 ano.

  11. Doutora, estou com uma dúvida muito grande, saiu uma bolha amarela em cima da gengiva e os meus dentes ficam todos doloridos, gostaria de saber o porquê dessa bolha, e incomoda muito.

    1. Marisa, depende… pode ser uma afta, um abscesso ou outra coisa. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  12. Oi, Dra.

    Então, eu tenho lingua fissurada, bem fissurada. Tenho notado que minha lingua, parte superior, está com uma camada branca e fina. A pasta de dente quando escovo gruda com muita facilidade, deixando mais branca, principalmente a parte mais fissurada. É candidiase ou saburra ? Tem como diferenciar um do outro? (pensei que fosse até um reação do corticoide nasal que estou usando, pois o tempo coincide com o inicio da medicação /beclosol).

    Obg e parabéns pelo site.

    1. Kaique, pela sua descrição me parece ser saburra. A candidíase é caracterizada por placas esbranquiçadas que podem ser removidas ao esfregar, porém abaixo delas ficam manchas avermelhadas, muitas vezes sangrantes. Pode doer, também. Não me parece que seja o caso. Procure escovar a língua sempre, mas SEM PASTA DE DENTE, ok?! Deve ajudar.

  13. Oi Dra. Voltei! rs
    Minha duvida de hoje é:
    Um paciente que terminou o canal, e está com um curativo, mas o mesmo foi removido para tirar molde da coroa/bloco. É preciso colocar o curativo novamente, né? Caso nao for colocado, pode trazer riscos?

    1. Oi! 🙂

      É preciso recolocar o curativo, sim. Até pra proteger o preparo (desgaste) que foi feito no dente e o bloco encaixar direitinho depois. O risco que se corre é do dente quebrar, porque fica frágil sem qualquer curativo, e do canal tratado se recontaminar.

  14. Olá Dra! Acompanho seu blog (e adoro!) e te acho muito atenciosa com os leitores que possuem dúvidas, e hoje, resolvi tirar a minha.

    Meu dentista me pediu pra tirar uma radiografia c/ laudo, e veio o seguinte:

    Dentes: 44, 45, 46, 47 e 48.
    Todos escritos “Dentro dos padrões da normalidade”
    Menos 2 dentes, que foram:
    Dente 47: imagem radiolúcida na coroa do dente.
    Dente 46: espessamento do espaço correspondente ao ligamento periodontal.

    O que quer dizer no 46 e 47? To preocupada e só vou encontrar com o meu dentista na semana que vem. Pode me ajudar?

    Obrigada!! Aguardo muito a sua resposta.

    1. Obrigada, Lara. 🙂

      Então… o dentista que interpreta a imagem radiográfica não tem como diagnosticar o que você tem – pois falta o exame clínico / físico -, ele apenas descreve o que vê. E ele viu uma mancha escura na coroa do 47 e uma linha mais espessa em volta da raiz do 47. No 46 pode ser uma cárie e no 47 uma pericementite (uma inflamaçãozinha que não necessariamente precisa de tratamento). Aí é que entra o exame clínico do seu dentista… ele vai ter que olhar / sondar e confirmar do que se tratam os achados radiográficos. Pode ser o que eu disse, pode ser outra coisa… ou nada. 🙂

  15. Olá doutora, tenho mordida profunda esquelética, e como a senhora disse so se revolve com cirurgia, so que não quero fazer a cirurgia, a estética do meu rosto vai ficar prejudicada se eu não corrigir a mordida profunda? Segundo a minha dentista a minha mordida profunda não chega a ser tao grande, eu já vi fotos de pacientes que fizeram a cirurgia da mordida profunda e rosto fica diferente, ate o nariz parece ficar diferente, isso realmente acontece?

    1. Isabelly, se você não fizer a cirurgia não haverá prejuízo estético… seu rosto vai continuar exatamente como é hoje. Se você está satisfeita com a aparência que tem hoje, ok. E se você fizer a cirurgia, sim, seu rosto vai mudar um pouquinho, mas tenha certeza, pra melhor. Se não fosse pra melhor faria sentido, não é mesmo?!

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Guilherme Genovez Júnior

Cirurgião-dentista graduado pela UNIVALI - Universidade do Vale de Itajaí, especialista em Pacientes com Necessidades Especiais pela São Leopoldo-Mandic, habilitado em Sedação Consciente pelo COPH-Bauru.