Como funciona o aparelho ortodôntico?

Recentemente recebi o seguinte “desafio”: “Me mostre alguém que use aparelho e tenha dentes tortos”. Pensei comigo, super simples: no Google deve ter um monte de imagens assim. Pra minha surpresa, não tem não.

O que a gente acha bastante na Internet são fotos de pessoas sem aparelho e com dentes tortos OU de pessoas com aparelho e com dentes alinhados. Interessante isso… e acho que aí é que está a dúvida das pessoas: será que só gente com dentes alinhados é que usa aparelho?

Não, claro que não. Uma das funções do aparelho é alinhar os dentes e, se os dentes já estão pelo menos alinhados, é porque a pessoa usa aparelho já há algum tempo. Sim, alinhar é apenas uma das fases do tratamento ortodôntico, ao contrário do que se pensa. O aparelho dentário faz mais do que deixar seus dentes retos… seu papel principal é consertar problemas de mordida. E ter dentes esteticamente retos não significa ter uma mordida perfeita, que isso fique claro.

Vai desentortando…

A dúvida embutida no “desafio” do primeiro parágrafo na verdade é: “por que meu aparelho ficou torto?”. Você resolveu usar aparelho porque acha bonito e não ficou bonito, certo? E por que é que as pecinhas do aparelho são coladas todas tortas nos dentes do paciente? Aí é que está: não são. O problema é que cada bráquete tem um lugar correto para ser colado, e esse lugar e sua posição acompanham o longo eixo do dente. Se o dente está inclinado ou angulado, o bráquete também fica assim. Mas não fica feio? Fica. Mas quem foi que disse que aparelho ortodôntico é enfeite? E, com o passar dos meses, a força que o arco (o “fio”) exerce sobre os bráquetes vai desentortando os dentes, e o aspecto do conjunto fica bem menos estranho. Aí sim é hora de tirar a foto: o aparelho está retinho! ;)

Preste atenção no time-lapse abaixo, mostra 1 ano e meio de tratamento ortodôntico em alguns segundos. Dá pra ter bem ideia de como acontece. Note como o arco passa todo torto no começo e depois vai ficando reto:

Tratamento ortodôntico em time-lapse

A mecânica ortodôntica é relativamente simples: os bráquetes são colados, um em cada dente, e o arco ou fio passa  por dentro de cada um dos bráquetes através de um espaço chamado slot. O que prende o arco aos bráquetes são as famosas borrachinhas ou amarrilhos (pequenos fios flexíveis) metálicos. É a força que o arco provoca dentro do slot do bráquete que faz o dente inteiro (coroa e raiz) se movimentar. Por isso é tão importante colar os bráquetes na posição correta.

Então o dentista fica olhando o aparelho trabalhar? Claro que não. O ortodontista é o responsável pelo planejamento e pelo controle do tratamento, e o tratamento não consiste apenas em alinhar os dentes, lembra? É papel do profissional determinar que outras mecânicas (movimentações) são necessárias para o paciente, se é preciso extrair algum dente, se é necessário usar elásticos para puxar dentes, molas para abrir e fechar espaços… tem todo um embasamento teórico e científico associado ao tratamento ortodôntico!

* * *

Bom, agora que você já sabe como funciona o aparelho ortodôntico, procure um ortodontista e faça uma avaliação!

Mais um vídeo legal sobre o tema você pode ver aqui. Ah, e aproveite e assine o canal do Blog Medo de Dentista no YouTube!

Com apoio técnico do Tio Dentista. ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

No Plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista Veja todos os posts de Ana Tokus
Postado em: Ortodontia | Marcadores: , ,

1 trackback

O que faz um ortodontista? | Medo de Dentista
22 de fevereiro de 2014 às 10:47 am

865

  1. Olá, eu coloquei aparelho fixo hoje, mas meus dentes não são tão tortos, só são dois um pouco para frente, vou usar muito tempo ? O arco da minha mordida é fechado.

    • Lohana, o tempo de uso do aparelho não depende apenas do alinhamento dos dentes, mas dos possíveis problemas de “mordida” que você tenha. Geralmente os tratamentos levam cerca de 2 anos, mas pode ser mais e pode ser menos que isso. O único que pode dar uma previsão de tempo de tratamento com algum embasamento é o seu ortodontista.

  2. Oi, dra. Eu uso aparelho faz 1 ano e 11 meses, e minha dentista disse que está tudo ok, e que no mês que vem eu tiraria o meu aparelho. Mas estou chateadissima, meus dentes de baixos (inferiores), não estão alinhados, e o canino é separado e torto. Devo procurar outra dentista? Obrigada!

    • Não acho Bruna, acho que você deve apontar esses problemas pra sua dentista mesmo, e perguntar como ela vai resolver isso. Caso a resposta não convença você, aí é um direito seu procurar outra opinião.

  3. Uso aparelho, e notei que durante o meu sono fico fazendo pressão entres eles, pensei em comprar um protetor para por nos dentes, o que o você acha, e quais os problemas de ficar fazendo isso, não faço porque quero, é inevitáve!!
    O que você me aconselha?

    • Luís, se você tem feito bruxismo noturno, talvez haja indicação de uso de um protetor (placa), mesmo. Mas essa placa tem que ser rígida, NÃO COMPRE dessas placas maleáveis que se aquecem, elas não servem pra isso e podem piorar muito o problema. Procure um dentista, de preferência espacialista em DTM e Dor Orofacial, e faça uma avaliação. Eu falo especificamente sobre esse assunto aqui –> http://medodedentista.com.br/2013/08/bruxismo-o-habito-de-ranger-os-dentes.html

  4. Ola,
    Tenho aparelho fixo ha 3 anos e agora meus dentes da frente estao balancando, eles vao cair?

    • Hellen, um pouco de mobilidade dentária pode ocorrer durante o tratamento ortodôntico, mas os dentes literalmente “balançarem”, não. Eles não vão cair de uma hora pra outra, mas é essencial que você entre em contato com o seu ortodontista e relate isso.

  5. Ola Ana, bom, eu coloquei aparelho ha uns 4 meses, meus dentes sao pra frente e nao tinha espaco, agora meus dentes estao com espaco na frente, estou com medo dos espacos se abrirem ainda mais. O que devo fazer?

    • Se os espaços abrirem, serão fechados, Sthefany. Não é incomum que isso aconteça, que os dentes fiquem “mais tortos” ou abram-se espaços entre eles durante o tratamento, mas tudo isso será corrigido até a conclusão do tratamento.

  6. Doutora,

    Por motivos financeiros não vou poder continuar o tratamento e queria tirar o aparelho porque incomoda, é ruim de limpar e corta minha boca inteira, mas pretendo voltar ao tratamento quando tiver a oportunidade novamente.
    Se eu tirar o aparelho no meio do tratamento eu posso colocar um aparelho móvel de contenção enquanto não volto a usar o fixo só pra não voltar do zero ou eu tenho que continuar com o fixo mesmo assim?
    OBS: aparentemente já estão alinhados, o doutor falou que agora ta só arrumando a mordida.

    Obrigada, seu site é demais!

    • Alice, se o tratamento vai ser interrompido, é obrigatório remover o aparelho fixo, mesmo. Sim, é possível fazer um aparelho removível pra que os resultados obtidos até agora não se percam, é só questão de conversar com o seu dentista. Talvez ele ache não valha a pena, mas cada caso é um caso. E aí, quando você puder, volta a fazer o tratamento, sem problemas.

      E obrigada. ;)

  7. Olá doutora!!! Usei aparelho 4 anos e já tem uns 9 que tirei, e agora meus dentes estão entortando de novo… o problema é que tenho uma correção de canal justamente em um dos dentes que estão desalinhados. A pergunta é: o aparelho vai conseguir corrigir esse desalinhamento com pino?? Estou super ansiosa pra corrigir meu sorriso, me ajude… desde já agradeço…

    • Ana, se bem entendi sua dúvida é se um dente com pino e canal pode ser movimentado com aparelho, é isso? Se é, a resposta é sim, pode. Consulte um ortodontista.

  8. Eu tenho na parte de cima dois dentes para trás, e queria saber se eu tirar meus dentes de siso e colocar o aparelho eles voltam ao normal em ate um ano, ou demora muito, pois quero arrumar meus dentes rápido, mas tem dentista que gosta de demorar para ganhar mais dinheiro, o que eu falo com ele, para ele tirar estes dentes e nao demorar com meu tratamento?

    • Amanda, você precisa procurar um dentista NO QUAL CONFIE e deixar que ele examine você, diagnostique seu problema e proponha um plano de tratamento. Você não tem que dizer nada pra ele, ele é que tem conhecimento pra determinar se é preciso extrair algum dente ou não. Considerando que há uma relação de confiança, você vai ter certeza de que o tratamento demorará apenas o quanto for necessário. Quanto a “tem dentista que gosta de demorar para ganhar mais dinheiro”, cuidado pra não generalizar.

  9. Boa Tarde,
    Doutora estou usando aparelho ha 8 meses por conta de um dente que perdi, o 1º pré molar, estava esteticamente horrível, aparecia no meu sorriso o “buraco” do dente. Porém nesse tempo de tratamento meus dentes, os da frente, estão se separando e, saíram da linha central (o que antes era alinhado). O “buraco” ja esta quase fechado e a cada manutenção a dor “pós” dia de manutenção é horrivel. Minha pergunta é: é normal os dentes da frente se afastarem e sairem do lugar ? Perguntei da Dra, ela disse que tem que “mexer pra la e pra ca” pra depois conseguir fechar o “buraquinho” (que ja esta quase fechado) e alinhar os dentes. Help-me.

    • Se a extração produziu uma sobra de espaço no arco, é esperado que haja espaços entre os dentes, Michelle. Realmente, existe uma ordem na correção dos problemas, antes de corrigir a linha média possivelmente será necessário fechar alguns espaços, e nesse processo pode haver fases em que tudo parece pior do que no começo… mas fique tranquila, a ideia é corrigir tudo até a remoção do aparelho.

  10. Boa noite! Há uns 3 anos eu usava aparelho móvel e aqueles ferrinhos de trás dos dentes inferiores sairam de um lado e me furavam, ai tirei o outro lado sozinha. Parei de ir ao dentista pq o consultorio mudou de lugar e eu não gostava da nova dentista. Enfim, ainda tenho aquela resina que colava o ferrinho atras dos dentes, e queria saber o que a dentista pode fazer para tirar isso?
    E eu posso ir na dentista que eu coloquei o aparelho e pedir aquele molde e aquela pasta com fotos que se faz no começo do tratamento?

    • Sabryna, dá pra remover o resto da resina, sim. Se você quiser a dua documentação (pasta), você pode ir até o seu ortodontista e pedir… ela é sua, ele só tem a guarda dela. Você ou seu responsável assina um termo de que está retirando a pasta e você leva embora. Em princípio, só isso.

  11. Oiee, tenho 17 anos e quero colocar aparelho, quanto tempo em media demora pra por o aparelho?

    • Erick, a primeira coisa é procurar um dentista / ortodontista e ver se você precisa usar aparelho. Se sim, ele vai encaminhar você pra fazer os exames, que podem demorar entre 1 e 2 semanas pra ficarem prontos. Aí é só marcar o dia da instalação, a sessão pode levar entre 1 hora e 1 hora e meia. Depende, até porque nem sempre o aparelho todo é instalado na mesma consulta.

  12. Ola, uso aparelho tem 1 ano e na minha ultima consulta a dentista tirou o braquete de um dos dentes da frente e colou mais embaixo… agora o dente ta descendo e ta ficando maior que o outro… isso e normal ? As pessoas do meu serviço estao reparando que ta ficando maior, e por ter colado o braquete mais embaixo da um aspecto q ta caido… pq os outro estao no mesmo nivel… sera que ela colou errado ?

    • Jhonatan, se o bráquete foi recolado, creio que sua dentista pretendia que esse dente “descesse”, não acho que ela tenha colado errado. De qualquer forma, se for esse o caso, é só questão de colá-lo novamente. Converse com ela.

  13. Ola Dra.

    Tenho 35 anos e faz 3 meses que estou montando aparelho, essa semana meu dentista colocou o fio nos dentes superiores, ele demorou porque tive de arrancar 2 pre molares porque meus caninos sao acavalados. Gostaria de saber se por eu ser velha ae o resultado vai demorar mais que o normal, ele falou que se tudo der certo e eu for em todas as consultas, provavelmente em 3 anos tenho o resultado que quero. Estou sentindo muita dor, porque ele não aproveitou e montou todo o aparelho, estou usando um arco e quatro bandas nos dentes superiores.

    • Você não é velha não, Silvania! Você só não é mais adolescente… ;)

      Se você não vai fazer nenhum tratamento ortopédico (estimular crescimento ou reposicionamento ósseo), seu tratamento ortodôntico pode levar o mesmo tempo do que o tratamento de uma pessoa mais nova. Se você tem muita dor, fico feliz que seu dentista não tenha instalado o aparelho todo… se ele tivesse feito isso, você estaria com mais dor ainda.

  14. Olá doutora, uso aparelho há 2 anos e 4 meses, na última manutenção meu dentista disse que os dentes estão bem alinhados, e colocou a corrente na parte superior, também passou eu mim usar dois elásticos de cada lado, ele disse que é para juntar bem os dentes e para fechar qualquer espaço que tiver. Gostaria de saber se a Dra. acha que já vou tirar o aparelho. Desde já obrigada!

    • Mariely, a melhor pessoa pra responder essa pergunta é o seu dentista, mas me parece que seu tratamento está no fim sim, seu dentista parece estar fazendo ajustes finais.

  15. Olá, eu tenho uma dúvida, é que eu uso aparelho ha um tempinho, ai agora o meu dentista teve que arrancar o meu incisivo lateral porque era de leite, e não vai nascer outro no lugar, pois era permanente, já que eu tenho 17 anos! E agora? Estou preocupada, pois o meu canino nasceu depois do primeiro pré molar… ai ele falou que meu pré molar vai ficar no incisivo lateral, e o canino no devido lugar dele! Há algum problema? Ou ele está correto?

    • Gabrielly, é uma situação BEM inusitada, já que o pré-molar é um dente muito diferente do incisivo lateral. Dessa forma, certamente seu dentista pretende modificar o pré-molar, “transformando-o” em incisivo lateral com prótese ou restauração estética, pra que seu sorriso fique com um aspecto agradável. Converse com ele.

  16. Dra. Ana,

    Uso aparelho ortodôntico desde os meus 14. Hoje, tenho 16, e não tinha muitos dentes tortos, somente um espaço entre os dentes do meio superiores, que me acompanham até hoje. O consultório do qual eu faço minhas manutenções,nunca tem um dentista fixo, ou seja, sempre sou atendido por vários dentistas em uma enorme sala, então não tenho um acompanhamento de um dentista específico. Estou há mais de 1 ano com o aparelho e não vi grandes mudanças. Os meus dentistas só trocavam a borrachinha nesse tempo, e sempre falam que devo colocar um determinado aparelho em tempo X e quando vou colocar, voltam atrás, dizendo que tenho que colocar outro. Semana passada, a dentista colocou um outro fio entrelaçado entre os dentes do meio, acredito eu para juntá-los, FINALMENTE, que era o me afligia e incomodava. Senti uma leve mudança e acredito que agora o tratamento possa seguir com mudanças drásticas. Entretanto, em sua opinião, achas que estava sendo enrolado durante esse tempo nesse “vai-não-vai” de aparelhos? Por exemplo, a mesma dentista que colocou os fios nos bráquetes do meio, disse que eu teria de colocar um tal de “batente soldado” para colocar aparelho também em baixo (detalhe: não tenho aparelho embaixo durante esses anos!). Mas o “clínico-geral” disse que seria necessário só um levante para colocar. Então, o que a Dra. acha?

    Desculpe-me o texto longo, é que estou muito confuso.

    • João, não tenho como opinar nesse sentido (da “enrolação”), já que não conheço as exigências do seu caso. Mas o fato de não haver um dentista / ortodontista em específico cuidando do seu caso, na minha opinião, é uma dificuldade, algo que pode atrasar o tratamento sim, pois sempre haverá discordâncias quanto à execução do plano de tratamento (aliás, QUEM formulou esse plano?). Quanto ao batente, pode ser de um tpo ou de outro, mas me parece que, se você tem mordida profunda, será preciso usar, sim… se não, não haverá espaço pra instalar os bráquetes na parte de baixo.

  17. Dra, gostaria de saber se o aparelho tem a capacidade de alterar o formato do dente ou se muda só lixando mesmo. Obrigado pela resposta.

    • Não Victor, o aparelho só muda o posicionamento dos dentes, pra mudar o formato só com desgastes / restaurações / próteses.

  18. Olá Dra, a Sra viu minhas perguntas que eu enviei ? São dúvidas que gostaria de tirar. Obrigado.

    • Vi, José, e já respondi. É que eu recebo muitas perguntas, cerca de umas 45 por dia, então peço um prazo de 72 horas pra respondê-las. Respondo na ordem que elas chegam.

  19. Olá Dra, meu filho está usando aparelho ha 4 anos. Durante o tratamento ele arrancou um dente encavalado e evitou de arrancar mais dentes, já que o primeiro dentista na época (2010) disse que seria necessário arrancar 4 dentes, e o dentista atual não gosta muito de arrancar dente, só quando é muito necessário. Passou-se o tempo e agora meu filho em (2015) está querendo tirar o aparelho logo. O dentista fez um bom trabalho, já que o dente era bem torto e até lixou um incisivo lateral superior que era pontudo. Entretanto tem um incisivo lateral inferior que estava bem torto e agora está só um pouco (teve que ser girado a uns 90°). Meu filho quer logo tirar e ficava perguntando quando ia tirar toda vez que ia ao dentista, desde o começo do final do ano passado (rs), e recentemente o dentista falou que mesmo não estando perfeito esse incisivo lateral inferior o aparelho seria tirado em final de março (2015) /abril (2015), porque ele fez de tudo para não arrancar dentes e, segundo ele, quando a pessoa tem aparelho ha mais de 4 anos o “Custo X Benefício” não é muito bom, já que gasta o tecido (que tecido?). Dra, existe mesmo isso? De chegar em um ponto que o aparelho força tanto a movimentação dos dentes que pode prejudicar ao invés de ajudar? Desde já, desculpe pelo texto grande e parabéns pelo blog que é bem explicativo e muito organizado. Aguardo sua resposta. Abraço.

    • José, provavelmente o ortodontista do seu filho se referiu ao próprio tecido dentário, há a chance de reabsorções radiculares (diminuição das raízes dos dentes), por exemplo. Não diria que se chega a um ponto em que “o aparelho força tanto a movimentação dos dentes”, talvez, apenas, o ortodontista não acredita que o aparelho pode ajudar mais do que já ajudou. Mas estou “imaginando” que ele teve esse raciocínio, cada caso é um caso.

  20. Olá Dra.
    Agora em fevereiro completou 4 anos que uso aparelho ortodôntico… eu perguntei a minha Dra. qual era o meu problema e ela disse que eu tinha biprotrusão… no tratamento retirei 4 dentes (obs: retirei depois de 1 ano de tratamento, pois nao queria retirar…), os 4… 2º pre-molares… e ai caminhou a fechar os espaços, e agora com eles quase fechados… gostaria de saber da senhora assim, dificil dizer né, mas em media quantos meses pra corrigir a mordida, visto que ocorre primeiro o alinhamento depois corrige a mordida, se bem que “eu acho” que esta tudo ok, talvez pouca coisa, e quanto tempo pra estabilização?

    Doutora, alinhamento é por dentes todos um ao lado do outro sem espaços? O que seria alinhamento? E sobre a estabilização… ouvi dizer que quanto mais tempo vc passou com aparelho mais demora pra estabilizar… e quem estabiliza logo, quem é mais novo ou mais velho? rsrsrs tenho 27 anos…
    =]

    • Raquell, não tenho como sugerir um tempo de tratamento apenas com base na sua descrição, até porque, o mesmo problema, em pessoas diferentes, leva tempos diferentes pra ser corrigido, pois cada organismo responde de forma diferente ao tratamento. Os tratamentos ortodônticos costumam levar pelo menos 2 anos… o alinhamento, o nivelamento dos dentes e a correção da mordida cabem nesses 2 anos. Mas você está fora dessa “regra”, já que está há bem mais tempo usando aparelho. A “estabilização” é só no finalzinho do tratamento, e mesmo assim pode não estabilizar nada, por isso é obrigatório o uso de contenção. É a contenção (fixa, ou aparelho removível) que costuma estabilizar o resultado do tratamento mas, mesmo assim, quando a pessoa deixa de usar a contenção, os dentes podem entortar um pouquinho novamente. A velocidade da estabilização nem sempre tem a ver com a idade da pessoa.

      Alinhamento é mais que eliminar espaços entre os dentes, é fazer isso ao mesmo tempo que se coloca os dentes nos ângulos e inclinações corretos.

  21. Olá Dra. Ana!
    Uso aparelho ortodôntico há uns 7 anos, e acho que o dentista não sabia o que estava fazendo e só me enrolou, até que resolvi pegar minha pasta e levar em um segundo dentista para saber a opinião deste.
    Esse segundo dentista disse que eu devo tirar o aparelho, ficar uns dois meses sem, e depois voltar a usar aparelho por 3 anos. Só que eu achei, que ficaria no máximo 1 ano mais com aparelho.
    Eu não tenho o 1º molar esquerdo embaixo, e o 1º dentista colocou uma mola que abriu mais o espaço. Meu maxilar faz um estalinho do lado direito, que conforme o segundo dentista pode ter deslocado um pouco.
    Então, o que devo fazer?

    Desde já agradeço a atenção.
    Abraço.
    Att,
    Gabriela

    • Ana, eu acho que é uma questão de confiança. Se você não confia no seu atual ortodontista, é um direito seu procurar outra opinião ou até outro tratamento. Se o espaço do primeiro molar estiver adequado, é caso para implante ou outro tipo de prótese. Realmente, pode ser que ainda haja um bom tempo de tratamento pela frente, dependendo do que o outro ortodontista pretende fazer.

  22. Olá Doutora! Quero saber de quanto em quanto tempo, em média, é preciso fazer uma limpeza nos dentes durante o tratamento ortodôntico. Manchas escuras entre os dentes e próximas ao aparelho podem ser algum indício de cárie? Obrigada!!!!

    • Simone, depende da qualidade da higiene do paciente. Para algumas pessoas a cada 6 meses, para outras todo mês… varia. E sim, manchas escuras podem ser sinal de cárie. É preciso avaliar.

  23. Antes de colocar o aparelho meus dentes da frente eram iguais, mas quando eu coloquei o aparelho um dente cresceu mais que o outro, quando eu tirar o aparelho meu dentista irá ajeita isso?

    • Laryssa, seu dentista deve ajeitar isso ANTES de tirar o aparelho. A não ser que a diferença de tamanho se dê por desgaste dos dentes. Chame a atenção do seu dentista para o fato, pergunte quando ele pretende corrigir isso.

  24. Eu to usando aparelho não tem nem um mês, depois de saber de tantas pessoas insatisfeitas com resultados de anos de tratamento eu me sinto tão desanimada e to até pensando em pedir pra tirar…
    tenho poucos defeitos nos dentes e tenho medo de ficarem pior… não sei oq fazer :'(

    • É que os insatisfeitos acabam se juntando nos comentários de posts como esse, Sulimara. Não tome isso como estatística, garanto pra você: a maioria das pessoas que fazem tratamento ortodôntico ficam satisfeitas com o resultado obtido.

  25. Olá doutora,
    Perdi meu segundo pre-molar, superior.
    Aparelho resolve meu caso? Vou ter que extrair algum dente pra realizar o tratamento? A extração dos dentes sisos interfere nesse possível tratamento?

    • Maurício, fechar o espaço do dente perdido com aparelho é uma opção, sim. Em princípio, se houver espaço para o alinhamento dos dentes, não será preciso extrair mais dentes. Os sisos não costumam entrar no tratamento ortodôntico, e a extração deles para esse fim só é necessária em casos em que se pretende “puxar” os dentes para trás, o que requer espaço posterior. Procure um ortodontista e faça uma avaliação.

  26. (y)

    Olá Dra, se o aparelho for retirado antes do tempo, tem possibilidade de os dentes que não eram tortos antes do tratamento ficarem tortos já que os dentes ficam moles por um tempo? E quanto tempo aproximadamente os dentes voltam à ficar firmes? E quanto tempo dura aproximadamente para os dentes voltarem a ficar firmes sem se moverem?

    • Tem Sulimara, embora os dentes que mais tendem a entortar são aqueles que já eram tortos antes da pessoa usar aparelho. Após a remoção do aparelho os dentes levam até 1 semana pra “ficarem duros”, mas isso não significa que eles não vão mais se mover. Nossa mordida é dinâmica, nossos dentes podem se movimentar sempre, mesmo sem o uso de aparelho.

  27. Olá, minha arcada dentaria de baixo esta na frente da de cima, o correto é ao contrario. Preciso fazer cirurgia ou so o aparelho resolve esse problema? Me disseram que teria que fazer cirurgia primeiro e depois colocar aparelho. Tenho pavor a tudo isso :p

    • Max, depende do motivo dos dentes de baixo estarem à frente dos decima (mordida cruzada). Se for uma mordida cruzada apenas dentária, o aparelho ortodôntico resolve. Se for uma mordida cruzada esquelética, ou seja, as bases ósseas de cima e/ou de baixo é que estão com problema de tamanho, aí há indicação de cirurgia. Procure um ortodontista e faça uma avaliação, só assim você saberá qual é o seu caso.

  28. Ola Dra.
    Acho que tenho hiperplasia gengival e meu dente de cima da frente esta entortando. Isso requer uma cirurgia ou so o aparelho resolve mesmo?

    • Dimas, o dente torto se resolve com aparelho, mas a hiperplasia, não. É preciso identificar a causa da hiperplasia mas, se ela for muito grande, é certa a necessidade de cirurgia.

  29. Olá, Dra, terminei o tratamento, estou com as contenções desde hj, e falei quando ele ia retirar o aparelho, q a linha media nao estava certa, ele disse q tava certinha e tirou, e eu vejo claramente q os centrais superiores nao estao com a linha media no centro da face, somente os inferiores… :/ .
    fazendo um desenho esta assim:

    ._|_. –sulco naso-labial
    __|__. –LM sup
    ._|_ –LM inf

    Não consegui desenhar rs
    Mas era pra ser a LM inf alinhada com o sulco NL e a LM sup errada, à direita.

    • Deu pra entender. :)

      E quando você morde, as linhas médias coincidem? É preciso considerar, também, a possibilidade do seu nariz estar um pouco deslocado do centro da face… não é incomum que isso aconteça.

  30. Oi Boa tarde, tudo bem? Então, eu uso aparelho vai fazer 1 ano e 7 meses (esse mes) e consultei minha dentista hoje (11/02), e ela disse que estou no final, e perguntei sobre a contenção que usarei, e ela disse que é apenas no primeiro mes (1 mes) e depois usar só pra dormir, o medo que eu tenho é de voltar a entortar só usando a contenção 1 mes, vejo casos de pessoas que usam 1 ano a contenção 24 horas, será que isso ta certo? Ou isso varia de caso a caso? Muito obrigada ;)

    • Varia sim, Mari. O protocolo de uso da contenção depende da indicação da sua ortodontista.

  31. Bom dia Dra,

    Estou com aparelho ortodôntico, por aproximadamente 12 meses, porém só ocorreu movimentação (perceptivel e dolorida) no primeiro mês, nos restantes minha dentista sempre avisa que vai “apertar” e vai ficar dolorido, mas nunca fica. Quando fui realizar o orçamento, me informaram que meu dentes ficariam prontos no prazo de 12 meses (eram somente os dois dentes da frente na parte superior, um pouquinhos encavalados, e como sou modelo, muitos profissionais me cobravam, por isso decidi ir colocar, o restante estava ok, tanto que ate a dentista me questionou se eu queria colocar “só por isso”), porém foi necessário um contrato com a empresa, por se tratar de normas, e agora tenho a sensação de que estou sendo “enrolada”, porque sempre que a questiono do prazo ela diz que não demorará para retirar, e por ser modelo, estou perdendo muitos trabalhos por conta disto, qual seria atitude que a dra me indicaria? Se eu solicitar rescisão de contrato, meus dentes podem voltar?

    Obrigada.

    • Maria Fernanda, quando se trabalha com organismos biológicos, as coisas não podem ser colocadas em termos contratuais. É possível, sim, dar uma previsão de conclusão do tratamento, mas garantir que será exatamente dessa forma é impossível. A dor é um sintoma às vezes presente, às vezes ausente, e não é um bom indicativo da evolução do tratamento, isso varia muito de pessoa pra pessoa. Não posso afirmar – ou negar – que você está sendo “enrolada” por sua dentista, mas seu relato, em princípio, não traz nenhum elemento que me faça pensar dessa forma. Compreendo que você tem compromissos profissionais, por isso sugiro que você tenha uma conversa franca com a sua dentista e peça uma nova previsão de conclusão do tratamento. Se você quiser interromper o tratamento agora, é um direito seu… e se você não usar nenhum tipo de contenção, seu dentes podem entortar um pouco novamente, sim.

  32. Oi Ana!

    Ana, qual o problema com o aparelho estético? Existe uma certa resistência dos dentistas da minha cidade em usar ele. Eles são mais fracos, ou provavelmente meu “problema” não resolve com ele? São beeem mais discretos, não gosto de aparelho :/

    • Sendo de boa qualidade, nenhum, Vanessa. Eu tenho restrições apenas aos aparelhos de policarbonato, que é tipo um plástico, que além de serem péssimos, de “estéticos” não têm nada… são no máximo transparentes (e olhe lá!). Os aparelhos de porcelana e safira são estéticos e excelentes, e costumam resolver o mesmo que o aparelho convencional metálico resolve.

  33. Dra! Faz 1 ano e 9 meses que eu estou com o aparelho ortodôntico. Na última consulta, perguntei a minha dentista quanto tempo ainda faltava para que eu retirasse o aparelho e ela respondeu que recém terminamos de alinhar os dentes, agora falta reconstruir toda a mordida e finalizar. Quanto tempo, em média, demora para esses processos serem feitos? Reconstruir a mordida leva mais tempo do que alinhar os dentes? Quanto tempo a Sra. acha que eu ainda continuarei a usar o aparelho? Obrigado!

    • Gabriel, cada caso é um caso. Gostaria de dar uma previsão pra você, mas sem conhecer seu caso é impossível… qualquer coisa que eu diga será “chute”. Em alguns casos o alinhamento dos dentes praticamente já corrige a mordida, noutros isso pode levar um tempão, ainda. Então sugiro que você peça à sua dentista uma previsão de conclusão do tratamento.

  34. Dra. Ana, o aparelho fixo por si só consegue abrir a arcada? Se ele for colocado primeiro, há como utilizar um expansor como o Hyrax, mais tarde?
    Obrigado.

    • Andre, o aparelho consegue inclinar os dentes pra fora, o que aumenta o espaço no arco dentário. Mas isso não abre o arco de verdade, pois não há efeito ortopédico (no osso). Sim, até dá pra instalar o aparelho antes do Hyrax, mas não faz muito sentido, e talvez o uso do aparelho fixo antes do Hyrax até complique o caso. É uma questão de planejamento.

      • O dente onde fica o tubo esta entortando para dentro, não consigo comer direito porque fica sensação de alto… ta dolorido, é normal?

        • Luciana, durante o tratamento ortodôntico é comum que um ou outro dente “entorte” e comece a “bater” de forma diferente no correspondente do arco oposto, causado desconforto. Entre em contato com o seu ortodontista, pode ser necessário fazer um pequeno desgaste pra evitar a “batida” e aliviar a força sobre esse dente.

          • Meus dentes não eram tão tortos, era só a mordida torta, mas percebi que em um ano e meio os de baixo que eram certos estão entortando, minha dentista falou que esta na fase final, ja coloquei o ultimo fio embaixo, estou preocupada pois estão bem tortos, a mordida esta pior do que tava… o que faço…

          • Luciana, chame a atenção da sua dentista para o fato, pergunte o que ela pretende fazer a respeito. Se sua mordida está realmente torta, ela certamente tem intenção de corrigir isso até o conclusão do tratamento.

  35. Doutora, retirei o aparelho fixo dia 31/01 depois de 5 anos usando.
    Tenho percebido que os meus dentes superiores da frente está separando novamente e ainda estou sem o aparelho móvel e sem a contenção. Estou desesperada, pois tenho medo de usar o fixo novamente. O que devo fazer ? Separar o dente é normal?

    • Eu não diria que é normal, Noemy… mas pode acontecer. Por isso o ideal é só remover o aparelho fixo no mesmo dia em que se instala a contenção removível… dessa forma se evita movimentações dentárias indesejadas, como você relata. Se a contenção entrar quando você for usá-la (e espero que não demore) ok, isso deve fechar o espaço que se abriu.

  36. Doutora, retirei o aparelho ontem, usei por 3 anos. Não gostei muito do resultado.
    Desde o início a dentista reclamava da minha mordida “profunda”, eu só tinha um dente desalinhado, ele corrigiu, mas a mordida continua profunda, e mais de um lado que de outro. Existe algo que ela poderia ter feito no meu tratamento e não fez para consertar isso?
    Obrigada.

    • Vanessa, difícil dizer apenas com base no seu relato. Seu problema era / é apenas dentário ou também é ósseo? Alguma vez sua dentista falou em cirurgia ortognática com você? Pergunto porque se há indicação cirúrgica e faz-se apenas o tratamento ortodôntico, embora o resultado possa ser satisfatório, o problema não se resolve por completo (porque a inadequação é óssea, não apenas dentária).

      • Olá Doutora, não faço ideia. Ela nunca falou nada sobre cirurgia, nem os sisos eu precisei extrair, nada.

        • Acho que vale a pena esclarecer isso junto à sua ortodontista ou fazer avaliação com outro ortodontista, então. Se houver indicação de cirurgia, isso vai ficar claro. Lembrando que não há obrigação sua de fazer cirurgia, isso apenas explicaria a permanência da mordida profunda mesmo após a conclusão do tratamento.

  37. Olá Ana,
    Ha algum tempo venho notando que ao fazer as manutenções não sinto nada… Ou seja, parece que o dentista só troca as borrachinhas, não sinto nadinha de dor, como antes. Sendo que meus dentes são um pouco separados e tortos (e minha mordida é tortíssima). Fiz avaliação em outro dentista e ele me informou em caso de uma cirurgia para arrumar a mordida, devido a minha mandíbula ja ser adulta (tenho 22 anos), e que eu precisaria fazer o tratamento pelo menos por 1 ano para fazer os reparos, alinhar os dentes e junta-los. Feito isso me encaminhariam para a tal Cirurgia Ortognatica, estou em dúvida se troco de dentista ?

    :)

    • Tais, sentir dor não é parâmetro pra saber se o tratamento ortodôntico está evoluindo. Tudo depende do comportamento do seu organismo e do tipo de movimentação que seu ortodontista está fazendo. Quanto à cirurgia, você está disposta a se submeter a ela? Porque se não estiver e mesmo assim for possível alguma melhora apenas com o uso do aparelho (e acho que é, senão seu ortodontista nem teria instalado o aparelho), não há razão pra procurar outro profissional. Converse com o seu ortodontista sobre a possibilidade de cirurgia ortognática pra saber a opinião dele.

  38. Olá, doutora. Bom, eu tenho 15 anos e na minha familia tem um histórico de parentes com o queixo grande, e como sou muito “sortuda” acabei adquirindo também. Todos os dentistas que eu vou falam que ele é grande e as arcadas não estão incertas, mas meus dentes não são tortos e os de cima funcionam como uma “tampa” cobrindo os de baixo, como já li em muitos posts de dentistas na internet, dizendo que é assim que eles têm de funcionar. Minha pergunta é: preciso mesmo de aparelho por ter o queixo grande, mesmo eu achando que meus dentes funcionam como se fosse o “correto” ? Se sim, aparelho normal ou algum outro? Grata. :D

    • Alinne, ter “queixo grande” não é razão, de forma direta, pra usar aparelho. Se esteticamente seu sorriso for agradável e, mesmo havendo alguma imperfeição, você estiver satisfeita e sem outros sintomas importantes, você não precisa usar aparelho. Mas se quiser, procure um ortodontista pra avaliar.

  39. Aaah siim, muitíssimo obrigada, só mais uma dúvida, quando eu tiro os elásticos para trocar, é normal um estar mais largo (gasto) que o outro ?

    • É sim, Beatriz! Às vezes de um lado “puxa” mais que do outro, isso varia bastante.

  40. Oi, estou usando elástico intra-oral (ligando os dentes de baixo até a banda) e agora parece que meus dentes superiores não estão encaixando embaixo como encaixavam antes, é normal?

    • Sinal de que os dentes estão se movimentando, Beatriz, o que é esperado. Qualquer problema que precise ser corrigido, o será até a remoção do aparelho. Pode ficar tranquila.

  41. Obrigado pela resposta, só mais uma dúvida, meu retorno é só dia 26/02, você recomenda que eu vá antes do dia pois pode ser prejudicial, ou até dia 26 não ocorre nenhuma mudança nos incisivos?

    • Pode aguardar, Junior… mesmo que os incisivos se movam, eles voltam para o lugar quando os bráquetes forem recolados (se for o caso, claro).

  42. Oi doutora, fui viajar e esqueci de levar a contenção inferior e em menos de 15 dias o dente incisivo lateral esquerdo foi para trás e o canino deitou levemente, uso a contencao, fica perfeito, tiro a contenção meio dia entorta um pouquinho. Faz 2 anos que retirei o aparelho fixo.

    • Se a contenção entra, ótimo, Cinthya (às vezes o paciente fica sem usar uns 2 dias e não entra mais). Continue usando. Seu tratamento parece que tem alto potencial de recidiva (dos dentes entortarem um pouco novamente), então use a contenção enquanto puder.

  43. Olá, eu coloquei a parte superior do meu aparelho fixo dia 22, mas só agora percebi que os braquetes dos dentes 11 e 21 estão desalinhados, não muito, mas da para perceber. Queria saber se esse leve desalinhamento pode prejudicar meus dentes, porque meus incisivos são bem alinhados naturalmente, o problema são nos meus dentes de baixo, o braquete do 21 ta um pouquinho para cima, isso não vai fazer que esse dente desça e fique maior que o 11? Já que o fio ta forçando ele para baixo porque o braquete esta mais para cima que o do 11.

    • Junior, sua preocupação é legítima, o que você descreve pode ocorrer, sim. Mas é preciso que seu dentista verifique se realmente os bráquetes estão colados um pouco fora da posição ou se seus dentes é que estão um pouco fora de posição (embora não pareça). Se realmente forem os bráquetes, é só questão recolá-los na próxima consulta, sem prejuízo para o seu tratamento, esse tipo de alinhamento é rápido de ser feito.

  44. Eu gostaria de saber por que a minha dentista passa o fio por cima dos brackets, ela diz que é pra abaixar o dente ou subir os de baixo, mas já faz 1 ano que uso e ainda não vi resultado, apenas dor.

    • Thamirys, se ela explicou dessa forma, o motivo é esse. Provavelmente você tem mordida aberta.

  45. Olá, tirei o aparelho fixo, estou usando o móvel, porém percebi que os 4 dentes da frente estão mais para frente, nem encostam com os de baixo, gostaria de saber se tem alguma solução, não gostei do resultado. A dentista falou que é normal, mas são apenas 4, se fosse normal não teria que ser todos para frente? O que fazer nesse caso?

    • Flavia, difícil opinar apenas com base na sua descrição, mas se não houver espaço, não dá pra trazer esses dentes para trás. Esse espaço pode ser criado com desgastes entre os dentes ou extrações mas, de qualquer forma, seria preciso colocar aparelho novamente.

  46. Boa tarde, Doutora!
    Tenho 28 anos, tive muitos problemas com meus dentes, principalmente o canino superior esquerdo. Na época da troca, o dente de leite não caiu, foi preciso que o dentista o extraísse e ainda deu pontos na minha gengiva, de tão profundo que estava. Mas demorei a procura-lo para resolver o problema por conta de um trauma, a primeira dentista que fui queria arranca-lo de qualquer forma, forçou muito e doeu muito. Resultado, depois de tanto chorar e gritar ela desistiu de arrancar o dente de leite. Assim, demorei a voltar a um dentista, quando tomei coragem para extraí-lo o dente fixo já estava grande por tras dele. Então nunca coloquei aparelho, fiquei assim por anos. Gostaria de saber quanto tempo eu ficaria com aparelho levando em conta minha idade?

    • Polyana, o canino permanente nasceu normalmente, mas está mal posicionado, atrás dos outros… é isso? Se houver espaço pra alinhá-lo, não deve demorar muito, alguns meses, o que já melhoraria a questão estética. Mas o tratamento ortodôntico não é só alinhamento, é preciso resolver a parte oclusal (o encaixe dos arcos e dos dentes), também.

  47. Doutora, gostaria de uma opinião. Talvez precise fazer a cirurgia para tirar o freio labial dos dentes centrais. Meus dentes sao normais, retos e brancos. Só que o espaço é bem pequeno. Quase não notável. Será que dois meses usando o aparelho, resolve? Pois não gostaria de usar aparelho por longo tempo e colocar resina não é do meu gosto. Gostaria de ter apenas uma idéia pela experiência da doutora. Obrigado.

    • Raí, se a causa do espaço for o freio labial muito grande ou “baixo”, o aparelho pode até fechá-lo em 2 meses, mas sem cirurgia a tendência é de abrir novamente.

  48. Doutora, eu tenho uma pergunta: semana passada eu fiz manutenção e comecei a usar ligas para fechar minha mordida, que era muito aberta, só que de 3 dias para cá percebi que um dos meus dentes superiores começou a entortar e ir para frente, isso é normal? E um dos ganchos onde eu tinha que posicionar a liga, simplesmente quebrou, o que eu tenho que fazer? Continuar a usar as ligas?

    • Emily, sempre que se aplica força aos dentes eles tendem a se movimentar. Algumas movimentações são desejadas, e outras são “efeito colateral”, digamos assim. Se está havendo uma movimentação não desejada, posteriormente seu ortodontista vai corrigir isso. Se o gancho quebrou, você deve entrar em contato com ele pra substituí-lo, até porque sem ele não há como continuar usando os elásticos de forma adequada.

  49. Olá,
    To usando elasticos intra maxilares nos dentes da frente para fechar a mordida aberta, quando tiro os elasticos por alguns minutos os dentes voltam pro lugar de antes, isso é normal ?

    • É sim, Herbert. O novo posicionamento dos dentes ainda é instável, já que o osso em volta deles ainda não se formou pra fixá-los no lugar. Por isso, também, é tão importante usar contenção quando se remove o aparelho fixo.

      • Obrigado :)

  50. Boa tarde, Dra.

    Uso aparelho há quase três anos, boa parte dos problemas já está resolvida. Continuo usando pq a dentista disse que tenho a mordida torta, meus dentes da frente encostam, mas os de trás não, fica um espaço principalmente do lado direito.
    Estou usando uma placa de batente e liguinhas o tempo inteiro, o que causa dor as vezes.
    Ela disse que esse processo de arrumar a mordida pode demorar, mas também pode ser mais rápido dependendo da frequência em que eu usar as liguinhas.
    Gostaria de saber se ela realmente está certa, se é isso mesmo ou se no meu caso seria necessário cirurgia.
    Obrigada.

    • NST, não posso afirmar que no seu caso seja necessário cirurgia mas, se sua ortodontista não sugeriu isso, creio que não seja o caso. Sim, mesmo que os dentes já estejam esteticamente agradáveis, a “mordida” pode ainda não estar corrigida… e isso pode levar algum tempo.

  51. Olá doutora, usei aparelho durante 1 ano e meio e quando retirei (7 anos atrás) achei que os dentes da frente (superiores) ficaram um pouco pra frente, mas aceitei pq o alinhamento ficou bem bacana… Fui um pouco relaxada no uso da contenção pq não usava o tempo todo, na maioria das vezes só pra dormir.
    Resultado: Os dentes voltaram… Estou usando novamente faz 8 meses e vejo pouquíssima diferença. Minha dentista me deu previsão de uso de 10 meses a um ano, ressaltando que por já ter usado antes seria mais rápido. Os dentes estão alinhados, o problema continua sendo os mesmos superiores de antes que estão muito afastados dos de baixo. Acha que nos quatro meses que restam de previsão de tratamento seria possível resolver essa questão? Depois de alinhados e corrigida a mordida ainda tem que usar o aparelho fixo por muito tempo pra “manter” a nova posição ou pode ser feita a retirada logo que constatado que o problema foi resolvido?

    Desde já, obrigada!

    • Lais, se os seus dentes superiores anteriores são projetados pra frente, a forma de resolver isso é “puxando” eles para trás. Aí é que está: no atual tratamento ortodôntico foi feito algum procedimento (desgaste entre os dentes ou extrações dentárias) pra criar esse espaço? Se não foi, sua dentista está fazendo como?

      Uma vez resolvida a estética e a parte funcional, o aparelho pode ser removido em seguida. Quem se encarrega de manter a nova posição dentária é o aparelho removível (contenção).

  52. Oi, gostaria de saber se são TODOS os dentes que recebem a borrachinha? Ou tem alguns casos que pula um? Obg.

    • Ana, se um dente tem um bráquete colado, via de regra é colocada a “borrachinha” nele, sim. A não ser que ainda não seja possível passar o arco por dentro do bráquete por o dente estar muito torto. Aí o ortodontista costuma aguardar isso ser possível e não coloca a “borrachinha”.

  53. Boa tarde!
    Eu já tirei meu aparelho fixo faz 2 meses e usei por 3 anos.
    Eu não gostei do meu sorriso pois antes do aparelho fixo eu tinha os dois caninos para cima (encavalados?), só que após o aparelho, um dos caninos ficou um pouco mais em cima em relação ao outro, e da para notar a diferença, sendo que o tamanho de um também é diferente.
    Eu queria saber se eu posso colocar novamente aparelho por causa deste dente e se sim, o tempo do tratamento vai ser bem menor? Pode parecer frescura, mas me da uma tristeza de olhar e lembrar que usei 3 anos para não gostar.
    Agradeço desde já, obrigada!! Aguardando.

    • Ana, sim, você pode usar aparelho fixo novamente e certamente o tempo de tratamento será menor. Mas é preciso considerar que, se os caninos são de tamanhos diferentes, talvez o problema seja anatômico, e não de alinhamento dos dentes. Se for um problema de alinhamento, pode ser preciso fazer desgastes entre alguns dos seus dentes pra se obter espaço para o alinhamento, técnica chamada stripping. É questão de conversar com o seu ortodontista.

  54. Doutora, o aparelho pendex é muito parecido com o T-Rex, eles são “primos”?

    • Sim Fernando, eu diria até que eles são irmãos! ;) O T-Rex é um Pendex, só que tem 2 fios a mais soldados nele, pra dar mais estabilidade durante a disjunção, e esses fios são removidos quando se começa a levar os molares para trás (distalização). E ambos, Pendex e T-Rex, nada mais são que aparelhos do tipo Pendulum com a adição do parafuso central pra fazer disjunção. Então, é tudo muito parecido, eles apenas mudam de nome dependendo de alguma característica específica adicionada.

  55. Meus dentes de cima estão pra frente e os de baixo todos estão pra dentro Na hora de morder os de cima ficam em cima dos de baixo, e na hora de fechar a boca também. Preciso usar aparelho?

    • Se você pretende corrigir esses problemas, precisa sim, Carla. Procure um ortodontista e faça uma avaliação.

  56. Doutora, eu uso aparelho há um tempo e desde que coloquei, eu notei uns pinos em cima dos brackets de 4 dentes (caninos) queria saber para que eles servem, obg.

    • São ganchos, Beatriz. Eles servem pra “puxar” os dentes usando elásticos, amarrilhos, etc.. Mas nem sempre são usados, embora geralmente os bráquetes dos caninos tenham ganchos, mesmo.

  57. Olá doutora, estou aqui fazendo uma pergunta novamente… Se eu usar esse aparelho T-Rex ele vai empurrar os dentes para trás e ao mesmo tempo aumentar o perímetro do arco superior, certo? Pois bem, eu estava pesquisando na Internet e vi vários casos em que os dentes da frente se separam, comigo acontecerá o mesmo? Se sim, por quanto tempo? Doutora, se você tiver uma matéria sobre este tipo de aparelho me mande o link, por favor. Obrigado.

    O aparelho T-Rex é a mesma coisa que o aparelho hyrax?

    • O T-Rex é uma combinação de disjuntor com distalizador, ele não é igual ao Hyrax porque o Hyrax é só um disjuntor, mas ambos fazer a separação dos ossos que formam o céu da boca da mesma forma. Sim, os seus dentes da frente devem se separar, e provavelmente voltarão a se aproximar ainda na fase de contenção do aparelho (quando ele fica travado, sem ativação), o que pode levar de 3 a 5 meses. Procurei rapidamente e não achei nada específico que explique o T-Rex, mas aqui tem um caso clínico –> http://bit.ly/1xUteRB

  58. Olá Doutora! Tenho um canino na arcada inferior que está girado pela metade. Precisei extrair um pré-molar para que esse dente se movimentasse. Os outros dentes ao lado desse canino também são tortos. O dente que esta ao lado desse canino tem a gengiva retraída. Será que haverá problemas na movimentação desse dente devido a essa retração? Obrigada!

    • Simone, em princípio, não. Mas é preciso acompanhar de perto essa recessão, pra evitar qualquer problema. Certamente seu dentista está atento a isso.

  59. Olá doutora, tenho 14 anos e hoje fui fazer uma avaliação, minha dentista disse que eu tenho que empurrar os dentes do lado direto para trás, ela disse também que irei usar um aparelho do modelo fixo conhecido como T rex (ela disse que ele é fixo no céu da boca), eu já pesquisei na Internet mas não encontrei muitas informações sobre este tipo de aparelho…. Gostaria de saber como funciona este aparelho, pois na hora fiquei com vergonha de perguntar… Obrigado.

    • Fernando, sua pergunta chegou sim, é que ela entra na fila pra ser respondida e publicada, o que pode demorar algumas horas.

      O aparelho T-Rex é um disjuntor palatino, ou seja, ele abre o céu da boca e aumenta o perímetro do arco superior. Mas, ao mesmo tempo que faz isso, ele distaliza os molares superiores, ou seja, leva eles para trás.

  60. Olá doutora! Gostei muito do seu blog :)
    Bom, minha pergunta não tem nada a ver com esse tema, mas como vi que você é muito atenciosa e sempre responde as perguntas, eis aqui a minha: pode mascar chiclete usando o aparelho hyrax? Sei que no início vai ser dificil comer, mas não vivo sem um Trident rs, por isso quero muito saber! Coloco ele no dia 20 deste mês :/ Obrigada (:

    • Carol, obrigada. :)

      Não há proibições quanto à alimentação, apenas cuidados. Alimentos pegajosos podem grudar no aparelho e dificultar a higienização, mas balas seriam muito piores, nesse sentido, que chiclete. Pode mascar sim, mas com cuidado, ok?! E depois, escove os dentes direitinho. ;)

      • Obrigada :D

  61. Doutora, mês que vem eu completo 3 anos utilizando aparelho fixo. Minha arcada inferior só tinha um espaçamento entre dois dentes leve, mas os dentes eram retos. A minha dúvida é que, o espaço fechou, mas um dente entortou um pouco, e é nítido que não há espaços para movimentação.
    Sem falar que a dentista não retirou meus cisos.
    Percebi que meus dentes não se movimentam da posição que estão há dois anos, depois disso nunca vi resultado.
    Outro detalhe, os dentes em que vão as bandas são tortos, os 4, e ela disse que não há como conserta-los. Isso procede?
    Muito obrigada.

    • Vanessa, quando não há espaço entre os dentes, o espaço pra que eles se movimentem vem de incliná-los pra fora ou de se “puxar” um grupo de dentes. Mesmo parecendo não haver espaço, geralmente há. Se os dentes das bandas, que você diz estarem tortos, forem os primeiros molares, a forma de alinhá-los é bandando os segundos molares e levando o tratamento ortodôntico também mais pra posterior. É questão de avaliar os benefícios estéticos e funcionais disso. pra você.

      • Doutora, muito obrigada pela resposta.
        As bandas estão no primeiro molar mesmo, e a dentista disse que não há como mexer neles (no caso daria, mas ela me informou que não né?). Realmente como você disse, avaliando o benefício estético, não acho necessário, pois eles não aparecem no sorriso, estão levemente inclinados para dentro, e não alteram muito.
        Minha dúvida maior é: é normal um tratamento ortodôntico sem extração de sisos?
        Obrigada novamente doutora,
        Abs.
        Vanessa

        • É normal sim, Vanessa. Nem todo siso tem indicação de extração, e nem sempre essa indicação tem a ver com o tratamento ortodôntico. Muitas vezes o tratamento ortodôntico pode ser conduzido tranquilamente sem qualquer interferência dos sisos.

  62. Bom dia Doutora,

    Coloquei aparelho fixo no inicio do mês para corrigir minha mordida e juntar meus dentes (são bem separados). Estou tendo a sensação que está aumentando os espaços entre os dentes. Isso é possivel ou é apenas impressão? Outra coisa, fui hoje no meu dentista pra ele trocar as borrachinhas e apertar. Achei estranho pois não está doendo nada. Será que o aparelho tá trabalhando?

    • Túlio, não deve ser só impressão… creio que está acontecendo isso, mesmo. É comum que durante o tratamento ortodôntico os dentes pareçam entortar mais, mas é só uma fase, isso será corrigido até o fim do tratamento. Sim, o aparelho deve estar trabalhando normalmente, a dor é subjetiva, algumas pessoas sentem e outras não.

  63. Doutora, tirei o aparelho fixo faz uma semana, estou usando o móvel. Só que percebi que após a retirada meus dentes de baixo continuam afastados um do outro. Tem abertura entre eles. É normal isso, ou terei que voltar a usar o fixo? Obrigada, Jordânia.

    • Esse espaço tinha se fechado com o aparelho fixo e se abriu de novo, Jordania? É isso? De qualquer forma, é provável que seja necessário algum tipo de aparelho pra fazer esse fechamento, se não o fixo, algum outro dispositivo específico. Converse com o seu ortodontista.

  64. Olá

    Uso aparelho há seis anos, mas agora estou usando contenção, só que um dos dentes da frente está indo mais para frente e ele está torto, porque eu tinha um espaço entre esses dois dentes, entretanto com o uso do aparelho este espaço foi eliminado.

    • Thales, entre em contato com o seu ortodontista e relate o problema. Dependendo do caso, só colocando novamente o aparelho fixo pra corrigir.

  65. Olá! Boa tarde!
    Ontem fui ao dentista colocar o aparelho ortodôntico. Antes de colocá-lo, a dentista explicou a minha situação. Ela também disse que eu era “braqui”.
    O que isso quer dizer? Ela me explicou, mas não lembro.

    • Jonas, “braqui” vem de braquifacial, que se refere à tendência de crescimento da face. Olhando o rosto de perfil, algumas pessoas têm a face que cresce de forma equilibrada tanto vertical quanto horizontalmente, essas são chamadas mesofaciais. Outras pessoas têm a face que cresce mais no sentido vertical que horizontal, essas são chamadas dolicofaciais. Os braquifaciais têm a face que cresce mais no sentido horizontal que vertical. Em resumo: mesofaciais = “normais” / dolicofaciais = face mais alongada / braquifaciais = face mais achatada.

  66. Dra. bom dia, posso enviar uma foto minha para uma opinião sobre os meus dentes?

    • Pode, Greici. Mas não vai passar de opinião, ok?! Dependendo do caso, é bem complicado emitir opinião apenas com base em foto. De qualquer forma –> medodedentista@gmail.com

  67. Olá, eu uso aparelho vai fazer quatro anos. Meus dentes já estão perfeitos, mas o problema é que os dentes de baixo estão na frente dos de cima. Estou usando umas ligas para a parte de cima vir pra frente. Mas ate agora não funcionou, não. O que devo fazer ?

    • Rafaela, no momento, aguardar a conclusão do tratamento. Converse com o seu dentista e peça pra ele uma previsão de conclusão do tratamento.

  68. Dra. Usei aparelho por 8 anos, após o meu dentista tirar o aparelho percebi que não ficou perfeitamente. Os dentes incisivos superiores estão meio que para frente. Usarei o aparelho móvel durante 1 ano, esse aparelho móvel empurrará estes dentes para trás?

    Obrigado!

    • Não Alisson, a contenção apenas mantém os dentes na posição em que estão, a ideia não é movimentar mais. Converse com o seu ortodontista.

  69. Dra., e que assim, meu dente era reto, agora um dos dois dentes da frente esta vindo mais pra frente e o outro ta ficando para tras, sera que vai ser necessario eu usar aparelho?

    • Jessyca, se você pretende corrigir, sim, será necessário usar aparelho. Procure um ortodontista pra avaliar.

      • Dra, estou usando aparelho ha praticamente dois anos. O meu canino inferior esta dificil para movimentar (era bem para dentro e de lado), mas todos os meus dentes superiores estão alinhados e perfeitos (palavras da minha orto).

        Conversei com minha ortodontista e resolvemos fazer a intercuspidação logo, para retirada do superior e continuar fazendo o inferior. Existe algum problema nisso? :*

        • Não, Maria Cecilia. O que vocês combinarem, tá ótimo. :)

  70. Olá! Gostaria de saber se é normal o fio passar por baixo de um braquet ao invés de no meio como nos demais? Colei o aparelho inferior semana passada e o dente onde o fio está passando por baixo está mais alto que os demais, doendo bastante e amolecido!!!! Meu ortodontista só pode me atender quinta, não quero incomoda-lo antes se for algo normal!

    • Tamires, o correto é passar no meio. Se está passando por baixo, uma possibilidade é que tenha sido proposital, porque nesse momento seu dentista não pretende movimentar esse dente… mas se você sente o dente doendo, provavelmente não foi proposital, o fio pode ter escapado do slot do bráquete. Sugiro que você entre em contato com o seu ortodontista pra tirar a dúvida.

  71. Bom dia, Dra. Ana!
    Uso aparelho há 1 ano e 3 meses… Quando coloquei meu dentista falou que eu não iria ficar muito tempo, no máximo 1 ano, pois os de cima não estavam tortos (só estavam “um pouco separados”). Era mais os de baixo q estavam tortos mesmo… Porém já se passou mais 1 ano e os dentes de CIMA continuam separados, não estou vendo resultados. Ele disse que iria tirar em dezembro. Mas sábado 22/11 eu fui e ele me disse que no máximo em fevereiro eu tiro. Será que ele está me enrolando? Só mais uma duvida, nesse período ele só trocou de fio 1 única vez, ele só troca as borrachinhas. E eu não sinto dor… Estou me sentindo enrolada =/

    Beijos
    Aguardo resposta =)

    • Karen, no início do tratamento o dentista dá uma PREVISÃO de tempo de tratamento, não dá pra considerar essa previsão como uma promessa, deve-se considerar uma “margem de erro” de alguns meses. O importante é que, quando o aparelho for removido, atinja-se o objetivo pretendido. Certamente o espaço entre os dentes de cima será fechado até lá.

      • Obrigada pela atenção :)

  72. Olá, gostaria de saber se é comum os dentes entortarem depois de uma manutenção. Faz três dias q fui ao dentista e comecei a perceber que o incisivo central esquerdo está meio que descendo e passando do direito, estou com um pouco de medo que a situação piore muito até a próxima manutenção. Uso aparelho há cinco meses e não vi muita diferença nesse tempo. Agradeço desde já.

    • É sim, Juliana. Os dentes vão se movimentando durante o mês, e às vezes eles parecem ir para o lugar errado. Mas isso será corrigido ao longo do tratamento, pode ficar tranquila.

  73. Olá !

    Quero que me tire uma dúvida, coloquei aparelho ortodôntico fixo no dia 17/11, só que a doutora não colou os brackets nos 3 últimos de cada lado (superior), nem banda ou tubo. Será que esta fazendo efeito ? Por que este procedimento ?

    • Cássia, nem sempre se instala o aparelho completo na primeira sessão. E nem sempre se usa tubos ou bandas, depende do tipo de movimentação sua dentista pretende. O efeito do aparelho é o mesmo.

  74. Dra. é comum recomendar extração de incisivos para colocação de aparelho? Não fica desproporcional a pessoa com só três incisivos?
    Meu irmão (20 anos) está com recomendação de extração para um incisivo lateral inferior, disseram que os dentes dele são muitos grandes, esse dente está muito fora da arcada, que se lixar a lateral dos outros dentes não abrir espaço vai ter que extrair.
    Dente da frente não é ouro? Não tem outra coisa menos invasiva que se possa fazer?

    • Dependendo do perfil facial do paciente, é comum sim, Carol. E esteticamente não é relevante, pode acreditar. Se desgastar entre os dentes não é o suficiente, a solução menos invasiva é extrair 1 incisivo inferior… melhor do que 2 pré-molares.

  75. Coloquei aparelho autoligado, mas é daqueles transparentes. Já descolou o braquete 7 vezes, toda semana descola um, sempre um dente diferente. Não como bala, chiclete, pico tudo em pedacinhos, não sei o que há de errado. O transparente cola pior que o prateado??? Pode ser problema do aparelho mesmo??? Obrigada.

    • Maria, não, em princípio a adesão do aparelho convencional e do estético é parecida. Deve haver algum fator que está causando isso, algo relacionado ao momento da colagem (umidade, por exemplo) ou com seus hábitos. Converse com o seu ortodontista.

  76. Mariana, não que seja impossível… mas é improvável que o dentista instale apenas a parte de cima do aparelho. Isso porque não é uma questão apenas de “dentes tortos”, mas do “encaixe” da parte de cima com a de baixo. Se você movimenta os dentes de cima, isso interfere no “encaixe” com a parte de baixo. Enfim… procure um dentista e faça uma avaliação.

  77. Boa noite, Dra. se possível gostaria que me tirasse uma curiosidade!

    Sou leigo no assunto e queria saber se o aparelho também pode ter a função de “cobrir” espaços de um dente perdido. No meu caso, perdi o primeiro molar superior, mas tenho o segundo molar saudável e meu siso está nascendo aparentemente bem, sei que devo procurar um dentista, mas já queria ter uma ideia se pode haver essa possibilidade de puxar esses 2 dentes pra poder cobrir esse espaço, se sim… mesmo todos os meus dentes sendo alinhados naturalmente o aparelho pode prejudicar?
    Nunca ouvi falar de casos assim, e as pessoas só me falam que a solução é implante, mas confesso que tenho medo disso :(
    Obrigado!!

    • Kelvin, sim, essa é uma possibilidade. O aparelho pode “puxar” os dentes de trás e fechar o espaço de um dente perdido. Mas essa movimentação é trabalhosa, demorada e nem sempre dá certo. Procure um ortodontista pra avaliar se as condições, no seu caso, são ideais pra um tratamento desse tipo.

  78. Doutora, coloquei aparelho autoligado na parte se cima há 7 dias, o inferior será colocado próximo mês e mesmo assim a dentista não colocou bracket nos 2 últimos dentes, ela disse que depois faria isso! Estou somente com os bracktes e o fio, achei que isso não faria efeito, mas já sinto uma pressão nos dentes. Meu problema é que tenho os incisivos centrais superiores um pouco pra frente, um lado mais que o outro, daí os incisivos laterais ficam tortinhos, um pouco atrás do central, mas é pouco coisa mesmo! E tenho apenas 1 dente que em baixo forma uma mordida cruzada, o 2º molar, só de 1 lado.
    Minha dúvida é, se eu preciso trazer os incisivos laterais para frente, como eles vão se movimentar com o aparelho fazendo pressão para trás, entende? Só o fio e o bracket são capazes de corrigir tudo? Ela disse que meu tratamento será simples, cerrando de vez em quando, e tal.

    Grata pela resposta.

    • Ana, eu sei que a impressão é essa, de que o aparelho só “aperta” e não “puxa”… mas as duas coisas acontecem. Na técnica straight wire os bráquetes têm angulações pré-determinadas de forma que, quando o arco passa por dentro deles, os dentes se movimentam pra onde precisam ir. No começo o arco fica meio torto e, com o tempo, ele vai ficando retinho, e os dentes acompanham isso. Então fique tranquila, seus dentes estão indo pro lugar certo, sim, laterais pra frente e centrais pra trás. Mesmo que você ainda não use bandas nos molares, o aparelho funciona da mesma forma.

  79. Ufa *—* como é bom reforçar o que sabemos rs #futuradentista … Nao vejo a hora !

    • ;)

  80. Ola boa noite, gostaria de saber se os dentes do siso podem ser extraídos depois de retirar o aparelho? E a minha dentista colocou-me um arame quadrado da fase final… para que serve. Obrigada, doutora.

    • Ana, sim, podem. Podem ser extraídos até durante o tratamento ortodôntico. O fio retangular serve para fazer um “refinamento” da posição dos dentes.

  81. Doutora, como se se limpa e higieniza o protetor da foto que te mandei no email?

    • Você pode usar água corrente e a própria escova de dentes, Mario (ou uma outra escova, pra não estragar a sua).

  82. Doutora, pus aparelho na arcada de baixo há umas 2 semanas. Há uns 4 dias notei que um dente meu esta mole. Isso é normal? Um dente meu de cima fica toda hora batendo nele, principalmente quando como, esse atrito pode fazer ele fica mais mole a ponto de cair? Já tive que extrair meus pre-molares e não quero ficar sem mais um dente na boca.

    • Ana, dadas as circunstâncias, é “normal” sim. Seu dente não vai cair, fique tranquila, mas seria bom seu ortodontista verificar se o contato prematuro desse dente com o de cima pode ser um problema neste momento.

      • Mas pro quanto tempo o dente pode ficar mole? Durante todo o tratamento? Ou depois de um tempo ele volta a ficar duro?

        • Se não for feito nada a respeito, ele provavelmente vai continuar mole. Se o contato prematuro for removido, ele deve firmar novamente em alguns dias.

  83. Esqueci de perguntar antes doutora, por quanto tempo da para usar o protetor labial da Tecnident, é so uma vez e joga fora ou vale alguns meses, é pra eu nao me cortar quando durmo, pq mesmo usando a cera eu me corto, bom dai comprei ele numa loja de dentistas, é isso, o de plastico, tipo uma pulseira branca.

    • Mario, eu não estou bem certa do que seria esse “protetor labial”, seria um afastador de lábios? Você poderia me enviar uma foto? medodedentista@gmail.com

  84. Eu tinha um desvio na parte inferior, usei aparelho e meu dentista encaixou a parte superior na inferior, resultado as duas partes ficaram com desvio, meu rosto ficou deformado, minha autoestima la em baixo. Como resolver esse problema agora?

    • Só com um novo tratamento ortodôntico, Tayná. Mas é preciso investigar o motivo disso, se realmente o desvio era no arco inferior, se há diferença entre o tamanho dos seus dentes em cada lado, se o seu nariz está bem centralizado, etc..

      • minha parte superior não tinha desvio, meu dentista extraiu dois dentes superiores e desviou acompanhando a parte inferior, foi erro do dentista, ja que preciso outro tratamento para consertar meu dentista deve devolver meu dinheiro para o novo tratamento?

        • Eu não estou duvidando de você, Tayná… mas não dá pra eu afirmar que foi erro do dentista apenas com base na sua opinião. É preciso reavaliar todo o caso, conhecer o plano de tratamento, etc.. A expectativa do paciente quanto ao resultado pode ser diferente dos resultados possíveis. Você já conversou com seu dentista sobre isso? Expôs a sua insatisfação? Eu começaria por aí.

          • Eu já conversei com meu dentista, ele reconheceu o erro e disse que vai consertar e não haverá custo para essa correção, mas não quero fazer outro tratamento com ele, não confio mais, vou fazer tudo novamente em outro dentista, vou pedir a ele que me devolva o dinheiro, concorda?

          • Eu concordo que vocês conversem, Tayná. O que vocês decidirem, pra mim ok.

  85. Doutora, tenho os 2 dentes da frente tipo Ronaldinho e mordida cruzada, coloquei o aparelho ha uma semana, falta coloca o separador e fazer a parte de baixo, por quanto tempo sera que vou usar, uns 2 anos?
    Mario Dias

    • Mario, cada caso é um caso. A melhor pessoa pra lhe dar uma previsão de tempo de tratamento é o seu ortodontista, que conhece o seu caso. Mas grande parte dos tratamentos ortodônticos leva entre 2 anos e 2 anos e meio.

  86. Uso aparelho fixo e queria saber se um desvio devido a uma extração na arcada dentária inferior dos dentes tem conserto ou não? Qual o procedimento?

    • Maria Helena, tem sim. Cada caso é um caso, é preciso procurar um dentista / ortodontista pra avaliar. Desvios no arco inferior são bem menos importantes do ponto de vista estético do que os desvios no arco superior.

  87. Ola doutora, amei o seu trabalho, eu tenho uma perguntinha a lhe fazer, eu uso aparelho já faz 1 ano e 6 meses, o meu medico é maravilhoso, me explica tudo, não me deixa com duvida em nada, acontece que mês passado eu fui fazer minha manutenção de todos os meses e ele me informou que esse mês eu já iria tirar o aparelho fixo e por o de contenção, e passados alguns dias eu vi que entre um dente e outro bem no comecinho da gengiva tem um espaçamento bem pequeno, mas que esta me incomodando bastante e eu queria saber como resolver isso, devo fazer uma nova manutenção e colocar a liguinha pra ver se ele junta?
    Aguardo ansiosa pela sua resposta ! ;)

    • Ariane, na próxima consulte chame a atenção do seu dentista para o fato. É provável que ele use algum dispositivo pra fechar esse espacinho, sim (talvez ele até já tenha visto e pretenda fazer isso posteriormente).

  88. Doutora, eu não confio mais na minha dentista por razões ja citadas acima, ela recolocou o aparelho e está tentando arrumar, mas não estamos concordando com os tratamentos, eu digo que meus dentes superiores estão inclinados e ela diz que não estão, a parte inferior tem um desvio enorme e ela diz que assim que vai ficar, eu decidi começar um novo tratamento com outro dentista, ele me disse que devo começar do zero e usar aparelho mais 2 anos a 2 anos e meio. Sai de um tratamento concluido com a cara toda torta, e agora ela tem dever de pagar meu novo tratamento?

    • Com o novo dentista? Não. Compreendo sua insatisfação, mas organismos biológicos nem sempre respondem aos tratamentos – quaisquer tratamentos – de forma previsível… infelizmente às vezes é impossível fazer o que o paciente deseja. Você não discorda do TRATAMENTO, mas do RESULTADO dele… o que é, claro, um direito seu. Se o outro dentista diz que pode chegar ao resultado que você quer, ele vai ter que mostrar isso. Torço pra que dê tudo certo.

      • Doutora, meu único problema era que a parte superior era maior que a inferior, so não gostava de tirar fotos de perfil, mas agora tenho vergonha até mesmo de sorrir, se tivesse como te mandaria uma foto de antes e depois, eu preciso de ajuda pois não posso continuar assim, cada vez que olho no espelho tenho vontade de chorar. Obrigado pela atenção de me responder e desculpe se falo demais.

        • Imagina, Maria… compreendo o seu descontentamento. Se você puder / quiser mandar as fotos –> medodedentista@gmail.com

          • Doutora, eu te enviei as fotos.

          • Respondido!

  89. Bom dia…
    Eu vou arrumar aparelho essa semana, so que eu estou com uma duvida. Assim, meus dentes de cima quase cobrem os de baixo, quando ela for arrumar o aparelho em baixo nao vai começar a descolar? Qual seria o procedimento que ela faria? Brigada pela atenção.

    • Luana, se não houver espaço pra colar a parte de baixo do aparelho, sua dentista OU não vai colá-lo por enquanto e esperar os dentes de cima darem espaço OU vai instalar um dispositivo chamado “levante” pra manter a sua mordida aberta e, assim, evitar que você morda sobre os bráquetes de baixo.

  90. Oiee, eu estou usando o aparelho ha 7 meses, ai eu mudei de cidade e de dentista, mas minha primeira manutençao foi ontem e ela colou mais alguns brackets, mas agr esta doendo muito, os brackets dos dentes caninos direto impedem que eu feche a boca direito (os dentes, a mordida), deixando o lado esquerdo muito mais aberto. Tem algum problema?? Eu tenho que voltar lá pra eles consertarem???

    • Bianca, você morde em cima dos bráquetes dos caninos (o canino encosta diretamente no bráquete)? Se sim, seria bom procurar sua dentista pra verificar.

  91. Olá doutora, eu usei aparelho por 2 anos e minha dentista disse que ja estava pronto, não via a hora de tirar, mas quando vi o resultado… foi um dos piores, eu tinha fotos de antes e depois foi um desastre, ela acabou com meu sorriso, entortou minha boca e meus dentes, tirei fotos e mandei para minha dentista e ela concordou que realmente não tinha ficado bom e recolocou o aparelho superior e disse que vai abrir mais a arcada dentária, não colocou o inferior que também ficou com um desvio e ela disse que é assim mesmo que deve ficar, tirou a parte inferior e não colocou contenção. Na parte inferior extrai dois dentes de um lado, ela puxou de trás para frente e do outro lado ela puxou de frente para trás, então de um lado minha boca ficou cheia e os dentes encaixaram, mas do outro lado minha boca ficou murcha e a mordida não encaixou, nas fotos parece que fiquei sem dentes desse lado, ficou horrível, quase entrei em depressão, o que eu faço agora será que isso terá conserto, minha dentista disse que é só dar uns ajustes, mas não confio mais nela, ela não foi capaz de perceber um erro tão grande quando todo mundo percebia o quanto ficou feio e esquisito meu sorriso, nunca tinha visto isso antes na minha vida, estou triste e não sei mais o que fazer.

    • Maria Silvana, pelo que percebo sua dentista se dispôs a corrigir os problemas apontados (então, creio eu, eles têm solução). Mas se você não quer continuar o tratamento com ela, é um direito seu procurar outro dentista.

  92. Doutora, quando fui colocar aparelho nos meus dentes o dentista disse que não iria funcionar, pois eu tenho mordida aberta bastante grande, o problema é que eu não tenho os quatro pré molares superiores, ou seja, dois de cada lado, então ele disse que há um grande espaço entre um molar e o outro dente e não daria para fechar, até ai tudo bem, mas ele também disse que não teria nenhuma forma de amenizar a mordida, pois minha gengiva é um pouco alta e mostrando que eu sou dentuça, então ele disse que só dava para conseguir alinhar e nivelar os dentes, e eu queria pelo menos melhorar esses dentes dentuços. Será que devo procurar outro ortodontista ou não?

    • Luiza, você pode procurar outra opinião, é um direito seu. Mas me parece que o ortodontista que você consultou tem razão, pela sua descrição o seu problema é, também, cirúrgico. Dá pra melhorar com o aparelho, mas não resolver. É provável a necessidade de fazer implantes, também, pra substituir pelo menos 2 dos 4 prés que você não tem.

  93. Oi Ana. Meus dentes são “para frente” porque cresceram enquanto eu usava chupeta. Então cresci com isso e agora eu não tenho uma mordida certa. Eles não são tortos, apenas os dois da frente que avançaram um pouco mais do que os outros, ficando os dois juntos mas um pouco separados do resto. Queria saber se com o aparelho fixo resolve meu problema e meus dentes ficariam normais e se demora muito para isso acontecer. Obrigada :)

    • Bárbara, sem dúvida, um tratamento ortodôntico poderia alinhar esses seus 2 dentes aos demais e melhorar o seu sorriso. O tempo de tratamento (completo) varia, mas pelo menos o alinhamento não costuma ser algo muito demorado, talvez uns 6 meses. Procure um dentista / ortodontista pra avaliar.

  94. Eu coloquei aparelho há um ano atrás. E com o passar do tempo foi abrindo um espaço entre o canino e o incisivo lateral que a minha dentista ainda não fez nada para fechar, porque diz que vai precisar desse espaço, ela até coloca uma cadeia para poder manter o espaço e eu já estou usando os elasticos e ainda não percebi o porque dela precisar manter esse espaço aberto, e o que ela vai fazer com ele? Obrigada.

    • Anna… não sei. Você perguntou pra ela? Em ortodontia, espaços podem ser muito úteis… talvez ela queira “puxar” algum dente pra lá. Mas cada caso é um caso, só perguntando pra ela pra se ter certeza do que ela pretende.

  95. Queria saber se e normal ficar um pouco da massa q ela passa no braquete em cima do dente ?

    • Não deveria. Samuel. Fale com a sua dentista, dá pra remover o excesso.

  96. Coloquei aparelho ha dois meses, tenho duas facetas nos dentes centrais de cima e os braquetes desses dentes não estao colando, sera que é por isso?

    • Com certeza, Solange. Seu dentista vai ter que pensar num melhor sistema de fixação, depende do material das facetas, também.

  97. Olá, meus dentes eram bem tortos, os dois que ficam do lado dos dentes da frente em cima, eram beeeem pra trás, usei aparelho por 11 meses e eles voltaram, e a dentista já tirou o aparelho, achei muito rápido, achei que ia ficar mais tempo usando, e os dentes ficaram “bons”, porém não ficou como eu gostaria, os dentes citados q eram tortos ficaram um pouquinho para trás dos dentes de “coelho” (não sei o nome), achei um pouco estranho, queria que ficasse retinho, igual de todo mundo, fiquei muito decepcionado, agora estou usando o móvel pra eles não voltarem, mas fiquei muito triste com isso. :/

    • Alexandre, você questionou sua dentista sobre isso antes de tirar o aparelho?

  98. Usei hyrax durante cinco meses e após a retirada vi que um dente ficou bastante inclinado e abaixo dos outros. Quero saber, Doutora, se isso é motivo de preocupação. Este dente voltará ao seu estado normal? Muito obrigada!

    • Simone, isso pode ser corrigido com o aparelho fixo, posteriormente.

  99. Boa noite, Ana. Gostei muito do site, coloquei até em favoritos!
    Eu tenho 24 anos, eu irei ao dentista para fazer uma avaliação e finalmente colocar aparelho. Mas eu queria tirar apenas uma duvida, eu tenho os dentes superiores quase todos certos, mas na parte inferior tenho um dente canino muito torto está para fora e li em alguns lugares que é preciso extrair para poder colocar o aparelho. Isso é verdade ? Ou so em alguns casos? Confesso que estou com medo e receoso.

    • Obrigada :) . Só em alguns casos, Thiago. É necessário extrair quando realmente não ha espaço pra alinhar todos os dentes, se não, não. E geralmente há.

      • Entendi, eu fui ao odontologista para avaliar e ela me disse que iria depender de exames para ver se há algum espaço para colocar o dente no lugar. Já fiquei mais tranquilo, mas o problema é que eu tenho os 4 dentes siso (tomara que ainda tenha espaço) kk.

        • Os sisos geralmente nem entram no tratamento ortodôntico, Thiago. Eles só “atrapalhariam” no seu caso se fosse necessário “puxar” os outros dentes para trás.

  100. Nossa, adoro esse site, me ajudou muito desde o inicio do tratamento, no começo tinha pavor e agora vibro quando tenho a manutenção do aparelho.
    Vi muita diferença nos primeiros meses de uso, meus dentes eram bem tortos e agora ja percebo que estão ficando alinhados. Para sentir mais a diferença tiro foto no dia da manutenção.
    A maioria das pessoas sente dor apenas nos 2 ou 3 primeiros dias depois da manutenção, e eu sinto durante aprox uns 10 dias… dorzinha chata… mas gostosa rs. Será que é normal essa dor se estender tanto assim?

    • Que bom que o blog pode ajudar, Bárbara! :)

      Sim, algumas pessoas sentem o desconforto após a consulta mensal no ortodontista por mais tempo, outras por menos. Algumas, nem sentem nada. :)

  101. Olá, tenho 14 anos, os meus dentes de cima cobrem os de baixo e eu acho que eles estao desgastando os de cima. O que você recomendaria? Muito obrigada desde já!

    • Procure um dentista / ortodontista pra avaliar, Luzia. Me parece que você tem mordida profunda, o que pode ser corrigido com aparelho ortodôntico.

  102. Doutora, o meu incisivo lateral drt esta atras de todos os outros dentes, esta no céu da boca, e o incisivo central drt esta um pouco por cima do incisivo lateral esquerdo.
    Irei por aparelho, primeiro irei usar o disjuntor superior por cerca de dois meses e so depois o aparelho superior e inferior comuns.
    Tendo 17 anos, depois de colocar estes ultimos quanto tempo em media os meus dentes demoram a se alinharem?
    Sei que cada caso é um caso mas de-me apenas um tempo medio por favor.

    bj

    • Daniela, com base apenas no seu relato, qualquer tempo médio que eu diga será “chute”. Isso depende de uma série de fatores, do espaço disponível, do tipo de mecânica, da resposta do seu organismo ao tratamento. 6 meses? 1 ano? 1,5 ano?

  103. Boa tarde doutora, coloquei o aparelho auto ligado já tem um ano e quatro meses, a dentista disse que a parte de cima já está bom para retirar, mas a de baixo ainda não porque vou precisar usar o elástico, e para isso precisa continuar com o aparelho de cima, porém comecei a observar que meus dentes estão abrindo e ficando um mais pra frente que o outro. Gostaria de saber se usar por mais tempo esse tipo de aparelho pode dar esse tipo de problema? Porque ela disse que já está bom para retirar. Obrigada desde já.

    • Gislaine, não, não é o uso do aparelho “por mais tempo” que causa isso. Enquanto se usa aparelho, esse tipo de coisa pode acontecer. Mas não se preocupe, sua dentista certamente vai corrigir qualquer detalhe como esse antes de remover seu aparelho.

  104. Olá, doutora! Usei aparelho durante dois anos. Depois de retirar, meu dentista me recomendou usar a contenção por três meses, direto. E depois durante um ano só para dormir. Fiz tudo direitinho, pois não queria mesmo que meus dentes voltassem a entortar. Já faz seis anos que retirei o aparelho, e notei que meus dentes voltaram um pouco. As vezes, ainda uso o móvel a noite, e noto que eles melhoram um pouco. Se eu usar o móvel por mais tempo novamente, pode resolver o problema?

    • Os dentes tendem a se “reacomodarem” depois da emoção do aparelho fixo, Luanna… ainda mais depois de tanto tempo. Se o seu aparelho removível ainda couber (sem forçar), o uso pode ajudar, sim. Provavelmente não vai resolver por completo, isso só o aparelho fixo faz, mas certamente ajuda.

  105. Oi doutora! Coloquei meu aparelho hoje, tenho mordida cruzada anterior. Tenho 18 anos, queria saber se com a minha idade só o aparelho irá resolver, ou já não tem mais jeito. Ouvi falar sobre cirurgias e isso é uma coisa que eu não quero e nem tenho condições de fazer.

    • Ana, se a sua mordida cruzada for apenas dentária, sim, o tratamento ortodôntico resolve. A cirurgia se faz necessária em casos de problemas esqueléticos mas, mesmo nesse caso, se o problema esquelético for leve, em alguns casos dá pra compensar com a inclinação dos dentes e evitar a cirurgia. Converse com o seu ortodontista, mas se ele não sugeriu até agora que você tem uma mordida cruzada esquelética, creio que não seja o caso.

      • Doutora, eu tenho outra dúvida. Como já citado eu tenho mordida cruzada anterior, e minha dentista colocou aparelho apenas na arcada superior por enquanto, porém ela colocou os brackets muito baixos e agora eu não consigo fechar minha boca e nem mastigar porque minha arcada inferior fica batendo nos brackets e não fecha, e meus dentes de tras não se encostam. É normal neste tipo de tratamento ou eu posso pedir pra que ela suba um pouco os brackets para que eu possa comer normalmente?

        • Ana, de forma geral os bráquetes não devem ficar encostando nos dentes do arco oposto. Converse com a sua dentista pra ela verificar.

  106. Boa tarde dr.ª !
    O meu caso é muito complicado, pois sofri um acidente quando criança e meus dentes estavam se desenvolvendo ainda. Com o acidente o meu canino foi muito pra tras e cresceu ali, quase perto do ceu da boca. Eu não ligava para isso apesar de me incomodar muito, e estou com medo de eu ter que extrai-lo, pois minha situação financeira não é favoravel a implantação de um dente. Eu queria saber se tem como eu colocar o aparelho neste canino! Obrigado (se precisar eu mando foto)

    • Raphael, se o seu canino não estiver anquilosado (preso diretamente ao osso, situação que às vezes ocorre em caso de trauma / batida) é possível, sim, alinhá-lo aos outros dentes com aparelho ortodôntico. Procure um dentista / ortodontista pra avaliar!

  107. Oi doutora, tenho uma duvida… eu estou com um problemao, meu canino superior direito teve uma carie e eu acabei perdendo ele, ou seja, ainda tenho a raiz q estou fazendo tratamento de canal, meu dentista disse q eu poderia por um dente de pino, mas com o tratamento de canal a raiz poderia ficar fraca e assim eu acabar perdendo o pino rapido (medo), ou extrair e colocar implante, mas como eu pretendo por aparelho, pois meus dentes sao tortos e apertados na maxila, tenho medo de por implante e o tratamento ser mais complicado, imagina um canino implantado q o aparelho nao conseguiria mexer, como ficaria a movimentação desses dentes da frente q recusam se alinhar? Ou se eu extrair a raiz posso corrigir o espaço do canino com o aparelho? Por favor me responda, desde já agradeço.

    • Fernanda, as 3 opções que você descreve são viáveis: colocar pino + coroa OU extrair e fazer implante + prótese sobre implante OU extrair e fechar o espaço da extração com aparelho. Na minha opinião, se a raiz do seu canino estiver boa, vale a pena colocar pino + coroa provisória e fazer o tratamento ortodôntico. É a opção mais “em conta” e a mais rápida, também. Pino e coroa bem feitos e cimentados não caem assim por qualquer razão, e durante o tratamento ortodôntico não cairiam mesmo por estarem presos ao aparelho.

  108. Usei aparelho ortodôntico para corrigir mordida cruzada, porém depois que tirei o aparelho coloquei uma prótese no lado inferior direito, e ultimamente tenho sentido dores ósseas na região da face e principalmente dificuldade de pronunciar algumas palavras.

    • Maria Aparecida, que tipo de prótese?

  109. Oi Ana, adorei o site.
    Tenho uma dúvida: Há alguns meses uso aparelho nos dentes superiores. E há dois meses meu orto colocou o aparelho nos meus dentes inferiores, e também uma placa tipo de plástico no céu da minha boca, e não me falou como higienizar. Essa placa é fixa, não posso comer direito. Gostaria que você me desse alguma dica de higienização. Obrigada pela atenção. Beijos.

    • Lia, imagino que se trata de um levante, o que mantém a sua mordida aberta pra que os dentes inferiores possam ser corrigidos. Há várias formas de se fazer esse levante, mas em princípio é possível passar o fio dental por baixo dele (entre a placa e o céu da boca). Isso ajuda a remover resíduos alimentares, assim como o uso de enxaguante bucal – ou água mesmo -, fazendo bochechos vigorosos e procurando forçar a passagem do líquido entre o levante e o céu da boca.

  110. Uso aparelho odontologico ha 4 anos, e eu troquei o ferro do aparelho da parte de baixo e meu dente entortou, é normal?

    • Jéssica, se foi aplicada uma força “diferente” nos seus dentes, é natural que eles se movimentem. Durante o tratamento ortodôntico às vezes os dentes “entortam” mesmo, mas isso é corrigido antes da remoção do aparelho.

  111. Bom dia Dra. Ana.

    Tenho o meu dente canino da esquerda encavalado, e o da frente ainda é de leite e o de tras é o permanente, fui ao dentista e como é este o defeito em meus dentes ela me aconselhou a não colocar aparelho pois se eu arrancar o de leite o de tras viria sozinho para frente.

    Gostaria de saber se isso realmente pode acontecer e quanto tempo demora pra ele voltar pro lugar sozinho? Estou com muito medo de arrancar e ele não voltar pro lugar sozinho e eu ficar “banguela” em pleno 22 anos de idade rs

    • Havendo espaço, pode acontecer, Fabiana. Mas pelo que entendi você não tem o incisivo lateral esquerdo permanente e, se você tiver o incisivo lateral do outro lado, sua mordida vai ficar “torta”, com desvio de linha média. Eu acho que seria legal procurar um ortodontista pra avaliar.

  112. Olá dra Ana, primeiramente parabenizo-a pelo site e pela atenção que dá aos leitores, respondendo com paciência suas perguntas (normalmente repetidas kkkk)… sou veterinária e ocorre mto comigo tbm… Minha dúvida é a seguinte: durante um ano e meio, mais ou menos, meus sisos nasceram e entortaram meus incisivos superiores. O problema é que fui notando aos poucos até q entortou ao ponto de me incomodar esteticamente. O problema é que estou me mudando para a Inglaterra dentro de alguns meses e as coisas foram ocorrer muito em cima da hora, de me dar conta q meus dentes entortaram tanto e que a culpa foi dos sisos. Fui no dentista, coloquei a boca “em dia”, extrai os sisos pra poder ir embora sem problemas, mas esteticamente estou incomodada… gostaria de saber se existe uma maneira de usar aparelho morando longe, tipo algum removível q necessite menos acompanhamento profissional, vou ficar fora durante 4 anos mas pretendo vir ao Brasil algumas vezes… meu incisivo lateral direito está parcialmente acavalado por cima do incisivo central e o outro lateral está para trás, desalinhado. Queria ir embora sentindo q já estou tratando e que não preciso esperar 4 anos pra começar a arrumar isso. Fora que lá na Inglaterra tratamento dentário é caríssimo (tanto q os ingleses possuem dentes horrorosos e tortos). Agradeço qualquer sugestão e opinião q vc possa dar! Abçs…

    • Ahauahauaha, verdade Thais, respondo “n” vezes as mesmas perguntas! ;)

      Aparelho fixo realmente não dá, porque precisa da supervisão mensal do dentista. Uma opção, talvez, fosse usar um aparelho removível chamado Invisalign, que consiste numa série de placas transparentes que devem ser trocadas de forma periódica. Claro, nem toda movimentação dentária pode ser feita com esse tipo de aparelho… aí é questão de procurar um ortodontista que trabalhe com a técnica e fazer uma avaliação. Pode ser uma saída no seu caso.

  113. Dra. faz 4 anos que resolvi fechar um espaco que tinha nos dentes superiores, os principais, nao sei como chamam na linguagem de voces, ok o dentista deu 2 anos e meio com a cirurgia de frenectomia, fiz tudo, fechou mas ja se vao 4 anos, sem prazo de termino, indo mensalmente, so perdi 4 vezes a consulta, minha linha media superior era correta antes, agora esta torta, que faço, isso e normal ou e erro no tratamento, sei que infelizmente por falta de etica tem dentista que trabalha com planos de saude, fazem isso, tarda o tratamento, me sinto desmotivada, minha autoestima la em baixo, desacreditada ate mesmo de ir buscar outras opinioes pensado que vao me enganar de novo. Estou pensando seriamente em dar queixa no CRO-BA, mas tenho que ter certeza se e considerado erro ou nao a linha estar torta, ja nao fui mais, estou parada com aparelho em boca, me fizeram assinar um termo que estava desistindo com aparelho em boca, nao sei se isso me compromete em caso de ir a justiça, por favor me oriente, tenho todas as radiografias em mãos, tanto as antigas como as atuais.

    • Mare, se o tratamento não foi finalizado e foi interrompido por sua vontade, não dá pra falar em erro. Durante o tratamento ortodôntico há fases em que os dentes ficam, às vezes, mais tortos do que eram antes, porque cada movimentação tem o seu tempo certo. O que se espera é que o alinhamento dos dentes e a mordida estejam ok AO FIM do tratamento. Claro, 4 anos é bastante tempo…

  114. Olá doutora, tudo bem?
    Eu já uso o aparelho ortodôntico há 18 meses, a minha dentista disse que estou na fase final do tratamento, daqui uns 2 meses provavelmente tirarei.
    No lado esquerdo da minha boca, estava com apenas um dente a ser intercuspidado, aí ela mandou eu usar um elástico prendendo o segundo pré-molar inferior com o segundo pré-molar superior e o primeiro molar superior, ou seja, um triângulo de cabeça para baixo. Acontece que havia um pequeno espaço entre eles, que com o uso do elástico, em apenas 20 e poucos dias, se fechou quase que completamente.
    Pois bem, a minha dúvida e grande preocupação é que esse meu dente (segundo pré-molar inferior) está com certa mobilidade depois que comecei a usar o elástico nele.
    Ele está se movimentando um pouco de lado a lado, e quando eu mastigo, ou seja, quando encosto os dentes, ele parece que afunda um pouquinho. Estou muito preocupado se eu continuo ou não a usar esses elásticos, pois não sei se é normal o dente ficar mole desse jeito. E também não conversei direito sobre isso com a dentista, não estou confiando muito. Eu falei que estava com essa mobilidade e ela disse para eu usar o elástico apenas 2 horas por dia para manter o dente no lugar. Gostaria de saber se isso é normal ou é anormal, o que devo fazer? E se isso não for normal, posso perder o meu dente?

    • Álvaro, uma pequena mobilidade é esperada, sim. Afinal, pra que o dente se movimente, parte do osso é reabsorvida e se forma em outra região, e assim o dente “vai andando”. O osso que acabou de se formar não é tão compacto, por isso a mobilidade. Faça como sua dentista orientou, use os elásticos por 2 horas diárias e, se você começar a sentir dores ou outra coisa “estranha”, não hesite em entrar em contato com sua dentista. Mas eu acho que está tudo sob controle.

  115. Ola Dra, vi que você responde as duvidas ha mais ou menos 2 anos e meio, entao não custa nada eu tentar hahaha. Tenho 20 anos e meus dentes são um pouco tortos, digamos assim. Tem uns q são maiores q o outros enfim, minha situação não ta muito boa. Outro problema e que 5 ou 6 anos atras mais ou menos eu demorei pra comer uma carne e ela acabou ficando dura e minha boca travou uns 2 min. E desde então sempre que eu abro mais da metade e como se fosse um quebra mola e estrala dos 2 lados, acho q o problema e na mandibula. Vc acha que um aparelho resolveria meus 2 problemas ou 1 de cada vez? No caso da mandibula, o tratamento demora em media qt tempo ? Custa muito caro ? Agradeço se puder responder minhas duvidas, boa tarde !

    • Wellington, eu SEMPRE respondo. :) Pode demorar 1 dia ou 2 dias, mas sempre respondo.

      Então… a questão dos dentes tortos se resolve com aparelho ortodôntico fixo. Quanto à da mandíbula, embora o aparelho possa ajudar, é preciso uma avaliação mais criteriosa. Talvez você tenha uma DTM (disfunção temporomandibular). Portanto, sugiro que você faça 2 avaliações: 1 com um ortodontista e outra com um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial. Sobre DTM –> http://medodedentista.com.br/2013/04/dtm-dor-na-articulacao-da-mandibula-causas-e-tratamento.html

  116. Olá, eu usava aparelho ha uns 2 anos e meio. Meus dentes caninos eram apinhados por falta de espaço. Minha dentista da época me disse que precisava extrair os pré molares, bem, foi o que aconteceu. Porém comecei a perceber depois desse tempo citado que os espaços não se fechavam, comecei a duvidar da profissional e pesquisar na internet. Acabei por perceber que aquele tempo já seria o suficiente para esses espaços terem se fechado. Claro que fiquei desesperada. Então fui até uma excelente profissional que está me atendendo. Verificou que o aparelho estava colado errado e outros problemas os quais já foram resolvidos. Troquei de aparelho, pois usava um modelo mais antigo e é claro colado de forma errada, fiz novas radiografias e uso aparelho na parte superior ha uns 6 meses e uns 4 meses na inferior. Na última 4ª foi colocado elástico para puxar o canino direito, a doutora me disse que o dente deve andar 1 milimetro por mês, só que estou preocupada, pois não vi ainda meu dente andar. Será mesmo que ele vai andar? Estou com receio disso não acontecer. Existe algum outro procedimento que poderíamos tentar? Ou ainda é muito cedo pra saber, pois esse procedimento só começou ha 4 dias? Atenciosamente Sâmya. Ah doutora tenho 33 anos.

    Ah eu esqueci de comentar que o procedimento escolhido foi posicionar o canino do lado do meu antepenúltimo dente e depois andar com os outros. Fui informada de que seria essa escolha a melhor pois além do dente ficar no lugar correto, seria mais ágil a aproximação.

    • Sâmya, 4 dias é muito pouco tempo pra se perceber qualquer movimentação. Compreendo a ansiedade mas, já que sua dentista falou em 1 mm por mês, aguarde 1 mês pra ver o resultado.

  117. Eu tenho uma pequena diastema frontal, é bem pequena, tanto q muita gente nem percebe. Eu queria por aparelho somente pra consertar isso, não desejaria mexer com a parte de mastigação, eu sei que é dificil falar sem examinar, mas isso poderia ser consertado em pouco tempo, tipo uns 6 meses?

    Se sim, depois da retirada do aparelho corre-se o risco de os dentes se afastarem novamente?

    Conheço pessoas que ficaram isso ou até menos pra alinhar os dentes, mas tem uns dentistas que relutam em dizer que o minimo que uma pessoa fica com aparelho é de 1 ano pra mais…

    • André, se os seus dentes já forem “mais ou menos” alinhados, dá pra fechar o diastema em uns 6 meses, sim. E se não for usado nenhum tipo de contenção depois da remoção do aparelho fixo, o diastema tende a abrir novamente.

  118. Oi, doutora estou com uma duvida, coloquei aparelho de safira semana passada nos dentes de cima e ontem nos de baixo… mas, tipo, estou mordendo com os dentes de cima os braquetes de baixo… isso esta correto ? Ficou muito estranho e nao consigo mastigar deste jeito… será q era hora de ter colocado os braquetes de baixo?? E outra duvida sobre a questao do alinhamento dos dentes, com o uso do aparelho o normal eles se alinham em media com quanto tempo de tratamento? Por favor, se possivel aguardo sua resposta com uma certa urgencia… att
    Silvana

    • Silvana, realmente não é o ideal… se os dentes de cima encostam nos bráquetes de baixo é preciso corrigir isso, ou recolando os bráquetes ou colocando um “levante”, um dispositivo que evita isso. Entre em contato com o seu dentista pra ele verificar.

      Quanto ao tempo de alinhamento, varia. Depende do apinhamento dentário que a pessoa tem. Pode levar meses ou mais de 1 ano.

  119. Boa noite doutora, uso o aparelho autoligante, mas tenho dúvidas, pois segundo orientações do meu dentista teria que fazer uma cirurgia ortognatica, porém tenho medo e o valor dessa cirurgia não é nada acessível, tentei o uso do expansor que não resultou em nada, agora meu dentista disse que há uma possibilidade mínima que esse aparelho que estou usando consiga o que o expansor não fez. Foi cogitado extrações, mas o dentista reluta! Gostaria de saber, se eu corrigir pelo menos a parte estética com as extrações, ainda poderia fazer a cirurgia mais tarde? Mesmo que se implantados os dentes que foram extraídos?

    • Talvez não, Luiz. A extração de dentes vai mudar toda a “configuração” dos seus arcos dentários… dependendo do motivo da cirurgia ortognática, ela talvez já não seja possível / desejável.

  120. Olá, boa noite!
    Doutora, usar o aparelho de contenção por muito tempo pode causar algum tipo de dano aos dentes? Grata mais uma vez pela atenção.

    • Pelo contrário Cássia, quanto mais, melhor. Os dentes têm uma tendência a se “reacomodarem” após a remoção do aparelho fixo, o que chamamos de recidiva. Então, quanto mais se usa as contenções, menor a chance de recidiva ou, pelo menos, se evita esse fenômeno por mais tempo.

      • Obrigada pela resposta. Fiz essa pergunta a senhora porque uso aparelho de contenção inferior (ele é colado nos dentes mesmo) ha cerca de dois anos, e notei que a parte da gengiva imediatamente abaixo do aparelho está inchada, vermelha e dolorida. Fiquei com medo que pudesse ser algum problema causado pelo longo tempo de uso da contenção.

        • Provavelmente a região está retendo placa bacteriana, Cássia. Nesses casos, é comum que a gengiva inche, sangre, etc.. Procure “caprichar” na escova e no fio dental.

          • Está certo, Doutora. É isso mesmo que vou fazer. Muito obrigada mais uma vez.

  121. Olá doutora! Primeiramente gostaria de te parabenizar pelo site, é muito bom mesmo. Doutora, gostaria de saber se pode acontecer dos incisivos frontais estarem mais curtos do que os incisivos laterais, por questão de posicionamento ou angulo, e se isso pode ser corrigido com o aparelho?

    • Sim, pode acontecer. E sim, geralmente dá pra corrigir com aparelho. Procure um ortodontista pra avaliar.

      • Obrigado, doutora! Me deixou mais aliviado.

        • ;)

  122. Ola doutoura, to desesperada, pode me ajudar respondendo minha pergunta por favor? Eu coloquei ha 1 mês aparelho no ceu da boca para abrir e ha 4 meses uso aparelho fixo nos dentes, as pessoas tao dizendo q to ficando com boca torta, eu tirei foto, realmente meu arco dentário um lado desceu outro ta no alto, ta tudo torto, chorei demais pois se antes era feio agora ta pior, 4 meses de tratamento e minha dentista n deu contrato para eu assinar, n coloco aparelho no arco de baixo, to muito aborrecida, com vergonha de mim, varias pessoas notaram q to ficando com boca torta, me ajuda, esclarece se isso é normal, desde já agradeço. Se precisar te mando foto de como ta.

    • Michele, não tenho como afirmar se a condução do seu tratamento está ok apenas com base na sua descrição, mas não é incomum que os dentes pareçam mais tortos do que antes durante certas fases do tratamento ortodôntico. Essas fases são passageiras e “a boca” será corrigida até o final do tratamento.

  123. Olá doutora, boa tarde. Primeiramente queria te parabenizar pelo site, é maravilhoso :)
    A minha dúvida é: uso aparelho ha uns 4 anos, meu problema eram os incisivos que eram inclinados, se não me engano estava na Classe II. Com 2 anos e alguma coisa meus dentes alinharam e a dentista ja ia marcar a retirada do aparelho, mas no dia que fui tirar ela disse que não tinha espaço e teria que extrair os pré-molares (quase chorei :( haha). Então eu extrai e tudo e agora estou quase próxima a tirar o aparelho novamente (assim espero) e percebo que na região onde extrai os pré-molares tem uma pelinha impressada, como se fosse o resto daquela pele “sanfonada” ou socada entre os dentes. Gostaria de saber se quando tirar o aparelho essa fendinha com a pele some?

    • Provavelmente não, Victorya. Mas dá pra corrigir isso com uma pequena cirurgia gengival.

  124. Eu uso aparelho ha algum tempo, ja fiquei alguns meses sem fazer manutenção, mas ja voltei a fazer td mês… venho notando q os dentes inferiores estão ficando tortos. É normal entortarem pra depois ficarem alinhados?? Desde já muito obg. Bjs.

    • É sim, Jacquelline. Durante o tratamento ortodôntico, em certas fases, os dentes parecem ficar mais tortos do que eram… mas isso é passageiro e será corrigido até o fim do tratamento.

  125. Dra, adoro seu blog. É nota 10!!! Agora me fala: estou usando o aparelho estético há exatos 30 meses. Tá tudo lindo, a única coisa q faltava era fechar um espaço de 1mm entre um dente e outro. Usei as borrachinas e blz, o espacinho fechou. Fiquei 45 dias observando se ele nao abria e ok, fechou mesmo. Agora minha dentista diz que preciso ficar ainda mais 1 mês observando… é normal ou ela começou a me enrolar? rss Sim, pq ela diz pra mim que qdo fechar, ela vai moldar para só então no próximo mês tirar o aparelho de vez. Abraços…

    • Wlliane, provavelmente se trata de um diastema (o nome técnico do espaço) com alto potencial de recidiva (de abrir de novo). Por isso a precaução da sua dentista. A moldagem pra confeccionar o aparelho removível é feita antes de tirar o aparelho mesmo, principalmente em caso de diastema, é mais garantido que o espaço não abra depois.

  126. Olá Dra.,
    Coloquei aparelho tem menos que um mês, tem uma banda maior do que a outra, sinto incomodo quando mordo, isso pode dar algum problema?

    • Tamires, é importante que você entre em contato com o seu dentista e relate o problema. Às vezes é só questão de ajustar, mesmo. Não é bom que fique assim porque gera incômodo e dor, além de colocar mais força sobre esse dente mais “alto”, que toca no correspondente do arco oposto antes de todos os outros.

  127. Dra, coloquei aparelho pra alinhar os dentes, fiquei 2 anos e quando o ortodontista retirou o aparelho ele levou uma semana para colocar a contenção e os meus incisivos inferiores desceram, agora ficam encostando nos superiores. Quando estou conversando chega a bater em algum superior. Procurei outro profissional, pois não confio mais no anterior, e ele me disse que posso colocar o aparelho fixo sem anel firmando nos caninos. Por gentileza, me tire essa duvida, existe essa forma de colocar aparelho, preso nos caninos para empurrar os incisivos para trás? Isso não vai abrir espaço entre as presas e o pre-molar?

    • Heleninha, se a ideia é só movimentar os incisivos, realmente não é preciso colocar bandas e colar os bráquetes até os molares. Por outro lado, sim, pode abrir um espaço entre os caninos e os primeiros pré-molares. Geralmente, se cola pelo menos até o segundo pré-molar.

  128. Boa tarde

    Estou usando aparelho fixo mas a minha dentista ainda nao colocou as “bandas”, ela disse que os dentes nao estao alinhados, esta fazendo algum efeito ?

    Att
    Milene

    • Sem dúvida que está adiantando, Milene. Não são as bandas que determinam se o aparelho atua ou não, elas só são mais um dispositivo. Em alguns tratamentos ortodônticos nem são usadas bandas.

      • Hum… entendi.

        Muito obrigada.

  129. Olá, uso aparelho ha 2 anos e 5 meses, minha dentista comentou na minha ultima consulta sobre começar o processo de moldagem para poder usar o aparelho móvel, só que eu ainda to bem insatisfeita com meu sorriso, os meus dentes incisivos superiores estão tortos, um está mais pra frente do que o restante dos dentes, e os incisivos de baixo ainda estão tortos, minha mordida do lado esquerdo, quando deixo a boca fechada os dentes não encostam, e ela já quer encerrar o tratamento, só que na clínica em que vou é por contrato de 36 meses, como sei se ela realmente tá com dificuldade de mexer meus dentes ou se ela tá me enrolando por causa desse contrato?? Eu também gostaria de saber se realmente não dá pra resolver esses problemas em meus dentes.

    • Gabriela, deixe clara essa insatisfação pra sua dentista… é importante que ela saiba disso pra poder melhorar ou explicar pra você as limitações do tratamento. Em princípio sim, é possível resolver esses problemas, mas isso depende do espaço disponível, do seu perfil facial, do tipo de mordida, etc..

  130. Olá!

    Eu tenho uma dúvida que me intriga bastante. Uso aparelho ha 4 anos e 3 meses, estou na fase final do meu tratamento, que segundo meu dentista está dependendo apenas de que me sinta satisfeita para removermos o aparelho. Vejo que minha mordida ficou excelente, retinha, bacana, mas eu ainda vejo como se houvesse espaços entre meus dentes, já conversei com ele e o mesmo disse que isso ocorre devido a anotamia dos meus dentes. eles se encostam, mais vistos de fora (externamente) é como se estivessem afastados, como se houvesse um meio de uni-los, deixa-los bem encostados. O que acha?

    • Brenda, isso que você relata é bem comum, e a explicação é essa mesma: é uma questão anatômica. Os espaços que você vê são consequência do formato dos seus dentes… não há como o aparelho fechá-los. Caso isso incomode muito você, a opção é fechar alguns desses espaços com restaurações estéticas.

  131. Meu dente incisivo central nasceu no céu da boca devido a um tombo quando criança, ai quebrou o dente de leite, ficou só a raiz, ai o permanente nasceu no céu da boca, tem como ele voltar para frente com aparelho?

    • Em princípio tem sim, André. Procure um dentista / ortodontista e faça uma avaliação.

  132. Olá, gostaria de uma informação.
    Minha dentista disse que tenho q fazer a extração do vigésimo quarto dente, pois a linha do meu sorriso está torta. Realmente é necessário?

    • Andressa, imagino que sim, senão sua dentista nem teria sugerido isso. O dente 24 é o primeiro pré-molar superior esquerdo, o que quer dizer que a sua linha média deve estar desviada para a direita. Se não há espaço pra trazer seus dentes pra esquerda, faz-se necessária a extração se você realmente quiser corrigir a linha média.

  133. Olá, gostaria de saber se durante o tratamento um dente pode entortar enquanto o outro está se alinhando. O meu caso é o seguinte, tenho mordida cruzada e o meu dente primeiro molar direito está para dentro. A minha dentista está fazendo o processo de alinhamento, só que tenho notado que meu inciso central esquerdo que já era tortinho, está entortando mais um pouquinho. É normal isso?

    • É sim, Maria. Em certos períodos do tratamento ortodôntico é comum que alguns dentes pareçam mais tortos do que eram, mas isso é passageiro e será corrigido até o fim do tratamento.

  134. É normal o dentista colocar os braquetes em apenas seis dentes, depois as bandas e por ultimo o arco ?

    • Sim Raynara, depende muito do dentista. Não há uma regra pra instalação das peças do aparelho, depende também do tempo clínico disponível… geralmente não se instala tudo de uma vez só, mesmo. Eu, por exemplo, costumo instalar todos os bráquetes em uma sessão e as bandas, quando necessárias, só no mês seguinte. Eu acho mais confortável para o paciente, dá tempo dele se adaptar ao uso do aparelho.

  135. Boa tarde
    Aparelho móvel fecha os dentes de cima abertos?

    • Maria, os aparelhos removíveis geralmente são usados apenas para estabilizar a posição dos dentes depois do tratamento ortodôntico finalizado, ou seja, mantêm os dentes onde estão. Embora seja possível fazer pequenas movimentações dentárias com certos tipos de aparelhos removíveis, geralmente isso é feito com aparelho fixo, mesmo. Procure um dentista / ortodontista e faça uma avaliação.

  136. Boa tarde,
    Minha enteada usa o aparelho móvel ha aproximadamente 4 meses, apertando-o toda semana (quarta feira). Porém nesta semana no sábado ela acordou falando tudo enrolado, levamos ao médico, foi feito vários exames inclusive uma ressonância do cérebro e nada neurológico foi constatado. A médica levantou a hipótese de ser o aparelho, já o dentista afirma que nunca viu essa situação. Será que isso é possível? Porque até hoje ela continua com a fala enrolada com ou sem o aparelho. Ela tem a arcada superior estreita e esse aparelho esta tentando abrir, será que pode ser esta a causa do problema dela?

    • Lilian, também não vejo razão pra que o aparelho seja a causa do problema. Pelo seu relato sua enteada usa um disjuntor palatino, e a ação dele é separar os 2 ossos que formam o céu da boca, de forma a ampliar o céu da boca e aumentar o perímetro do arco dentário. Não há interferência direta em nervos ou regiões mais nobres do crânio. Embora não possamos afirmar nada sem uma melhor investigação, creio que o aparelho não seja o responsável.

  137. Olá! Acabei de extrair meu pré-molar 14, tenho um dente por cima dele, minha dentista disse q o dente q esta por cima vai descer e ocupar esse espaço! Leva mesmo 6 meses pra isso? Já estou usando aparelho… agradeço a sua resposta, Dentista Ana

    • Estando o canino bem posicionado dentro da gengiva (próximo à “saída”) e havendo espaço no arco (e com a extração do pré-molar deve haver), o canino deve descer em 6 meses, sim.

      • Está bem posicionado! Tem espaço sim. Muito obrigada! Beijos.

  138. Olá dentista, estou usando o aparelho há 2 meses e 7 dias. Meus dentes eram tortos e agora estão arrumando para alinhar os dentes. Mas a minha dentista disse que não tenho problemas de mordida. Se não tenho problemas de mordida, não vou precisar de usar o ceu de boca do aparelho ? E o elástico ? Vou ter que usar ? Ah, o medico disse que vou arrancar tres dentes sisos dia 07/02 e estou com muito medo… Ele disse que é fácil de tirar, mas não sei se confio nele. Perguntei para ele se não parar de sangrar, e ele disse que vai. Está correto ou não ?

    • Sara, se o seu problema é só de alinhamento dentário, certamente não haverá necessidade de usar o aparelho que vai no céu da boca. Quanto a elásticos, depende do tipo e da movimentação que se pretende, pode ser que sim, pode ser que não. Pra saber ao certo, só perguntando ao seu ortodontista, cada caso é um caso. Se você não tem nenhum problema sistêmico de saúde e não toma nenhuma medicação que retarde a coagulação ou aumente o tempo de sangramento, não há razão alguma pra achar que não vai parar de sangrar. Uma relação de confiança é essencial entre dentista e paciente, senão a “coisa” não funciona…

      • A cirurgia deu tudo certo! O dentista disse que não tenho raiz do siso, então foi facil tirar o que estava dentro da gengiva, mas achava que ia arrancar tres sisos. Que estranho… Ah, já tirei os pontos e o problema é que eu tenho buraco lá dentro. É normal ter o buraco ? Quanto tempo fecha o buraco ?

        • Bom saber, Sara! O “buraco” é assim mesmo… leva algumas semanas pra fechar por completo.

          • Disseram que fecha a gengiva depois de um mês. O problema é que dentro do buraco fica resto de comida e não tem como tirar. Como faço para tirar ? É importante fazer um bom halito. Tenho medo de algum problema por ficar sujo.

          • Você pode usar uma seringa (sem agulha) com água pra borrifar o local e ajudar a remover os resíduos alimentares do “buraco”.

          • Xi, não tenho seringa e agora ? Não tem outro jeito ? Ah , é correto ter 28 dentes na boca ou preciso fazer implante para completar 32 dentes ? Tenho 28.

          • Compre uma, Sara… tem em qualquer farmácia!

            28 dentes é mais do que suficiente… a não ser que esses 4 dentes que você não tem não sejam os sisos, ou seja, que você tenha “falhas” entre os dentes. Aí sim seria preciso o dentista avaliar a necessidade de implantes ou outro tipo de prótese.

          • A dentista disse que não precisa fazer implantes… Só tenho muito medo que se já arranquei o dente dentro de gengiva (incluso), eles podem nascer de novo ?

          • Se os dentes extraídos eram permanentes, eles não nascem de novo.

  139. Eu coloquei aparelho há uns 7 meses atrás, os meus dentes eram apenas separados e o meu foco sempre foi que eles ficassem juntos, mas depois desse período venho percebendo que meus dois dentes de cima e de baixo estão ficando tortos, um em cima do outro e isso não é legal, gostaria de saber se é normal, ou se tem algum problema.

    • Sara, no transcorrer do tratamento ortodôntico podem haver fases em que os dentes parecem entortar mais do que antes do tratamento… é assim mesmo. Mas pode ficar tranquila, isso será corrigido posteriormente, até o final do tratamento.

      • Agora tenho uma bolinha na gengiva. Isso é normal ? To com medo de estar infeccionado ali no fundo… Não entendo porque aparece essa “bolinha”.

        • Depende… uma “bolinha” pode ser um monte de coisas. Uma possibilidade é de infecção, sim (então essa bolinha seria uma fístula). Portanto, é essencial procurar seu dentista pra avaliar.

  140. Estou usando o aparelho há um mês em cima. A dentista colocou quatro borrachinhas azuis em baixo e vai pôr o aparelho em baixo na quinta. Está certa ? Quem usa aparelho fixo, é obrigatório usar o elástico para movimentar os dentes ?

    • Rayana, as borrachinhas azuis são separadores, que servem pra criar espaço pra encaixar as bandas (anéis metálicos). Isso não é “certo” ou “errado”, apenas significa que sua dentista pretende bandar seus molares inferiores (poderia não bandar, também). Não, o uso de quaisquer tipos de elásticos não é obrigatório, depende do plano de tratamento e da movimentação dentária pretendida.

      • A dentista tb disse que vou arrancar três dentes sisos. Se não arrancar, o que vai acontecer ? Se a pessoa não nasce o dente siso, é verdade que caso a gengiva inflame a carie pode evoluir e até destruir o dente ? É melhor ter os dentes sisos ou não ?

        • Nem todo dente do siso precisa ser extraído, Rayana. Quem avalia isso é o dentista, se ele julgar que a extração trará benefício para o paciente, ok. Eu falo sobre isso nesse texto –> http://medodedentista.com.br/2012/10/e-preciso-mesmo-extrair-os-dentes-do-siso.html

          Sim, uma cárie, se não tratada, pode levar a uma destruição tão grande do dente que seja preciso extraí-lo. Isso vale pra qualquer dente, inclusive os sisos.

  141. Olá Doutora! Estou usando a contenção há mais ou menos uns três meses, mas meus dentes estão ficando tortos novamente, o que faço… volto na dentista?
    Abraços.

    • Volte sim, Carolina! É preciso verificar o que está acontecendo, se é preciso ajustar as contenções, etc..

  142. Bem, eu gostaria de saber sobre dentes separados.

  143. Ola! Adorei seu blog, otima iniciativa! Tenho uma duvida, minha dentista colocou o aqueles “fios cruzados” no meu dente para conter pois falta mais ou menos um mes e meio para eu tirar meu aparelho. Porem vejo que minha mordida esta certa e meu dente de cima esta alinhado, mas apesar do dente de baixo estar relativamente certo os braquetes nao estao alinhados como os de cima e a linha media entre os dentes de baixo e os dentes de cima nao coincidem. Sera que ainda nao esta na hora de tirar o aparelho dos dentes de baixo? Agradeco desde ja.

    • Laura, realmente, o ideal é que as linhas médias coincidam. Quando é a linha média inferior que está um pouco deslocada, isso não costuma interferir esteticamente, já quando é a de cima, sim. É preciso considerar o conjunto, às vezes os seus dentes de um lado são um pouquinho menores que os do outro, o que causa essa diferença, mas sem prejudicar o encaixe da mordida. Enfim, sugiro que você chame a atenção da sua dentista para o fato, pra que ela esclareça o que ocorre no seu caso.

  144. Bom dia, Doutora.
    Eu já estou usando o fixo e o móvel que é uma plaquinha com dois ferrinhos pequenos do lado, é para abrir a mordida, mas estou com uma dúvida, se tenho que dormir com ele? Pois tenho medo de sair e acordar sufocada e me sufocar até mesmo com a salivação intensa =/

    • Monique, o aparelho está frouxo? Senão, pode ficar tranquila, ele não vai se deslocar. É muito comum que o paciente durma com o aparelho removível, mas pra saber se no seu caso é preciso, você tem que falar com o seu ortodontista (eu não sei como é esse aparelho e o tipo de movimentação que seu ortodontista pretende).

  145. Boa noite Ana, uso aparelho fixo ha mais ou menos 7 meses e de uns 3 meses pra cá vim sentindo dores nos dentes quando minha dentista troca as borrachinhas no dia da manutenção, parece que os dentes estão um pouco moles, é uma dor quase que insuportavel, mas e só na hora de troca as borrachinhas que doi :/ o que pode ser ? E normal ? bjs

    • Um pouco de dor / desconforto durante a consulta e algumas horas depois (até 2 dias) é bastante comum, Thiago, assim como a sensação de dentes moles, pois seus dentes estão em plena movimentação ortodôntica. Mas “uma dor quase que insuportável” não é normal. De qualquer forma, é algo passageiro, o que é um bom sinal. Converse com a sua dentista na próxima consulta e relate esses sintomas.

  146. Boa tarde, Doutora!

    Eu vou colocar aparelho na semana que vem, estou com aqueles ferros nos dentes e minha dentista falou que vou usar o móvel e o fixo ao mesmo tempo, mas isso é possível? Só que só na parte superior primeiro. O móvel é porque tenho mordida cruzada. Qual é o tipo de aparelho móvel que corrige isso? Estou ansiosa.

  147. Ola doutora, bom, coloquei o aparelho fixo ontem mas vou ter que tirar o dente do lado do canino e puxar os outros, pois nao nasceu um dente meu que esta no ceu da boca, quanto tempo mais ou menos leva pra esse espaço que ira ficar da extração fechar ?

    • Camila, geralmente entre 6 meses a 1 ano. Mas pra começar a “puxar” os dentes para trás e fechar o espaço é preciso que seus dentes já estejam mais ou menos alinhados.

  148. Ola, bom, coloquei aparelho fixo hoje e o arco ficou torto, quanto tempo demora mais ou menos pra ele ir acertando ? Apenas o canino é mais torto, os outros sao mais curtos, motivo de ter ficado um pouco torto.

    • Carol, o alinhamento inicial dos dentes costuma ser mais rápido (claro que essa “rapidez” depende do quão desalinhados os seus dentes estão), coisa de 6 meses. Mas depois de alinhar e nivelar os dentes, pode ainda ter bastante tratamento ortodôntico pela frente… converse com o seu ortodontista pra uma previsão mais específica.

  149. Olá Ana, meu nome e Roger, eu ja tinha feito uma pergunta pra voce ha uns 2 meses atrás e hoje vim aqui tirar uma outra duvida minha cntg, antes eu tinha os dentes encavalados mt mt mt e o inciso lateral direito era pra dentro, igual na foto acima, ai tive que arrancar os prés molares pq n tinha espaço para todos os dentes, ai agora os caninos desceram e o inciso ja veio pra frente e esta normal, só que do mês passado pra esse mês meus dentes da frente vieram muito pra frente e aqueles dentes da frente, acho que é inciso central, sei la, ficam meio de lado, o que fez que ficasse um buraco entre o inciso lateral e o central ;s ai ontem fui ao dentista e ela pediu pra eu abrir a boca, olhou e disse que tava super feliz pq meu tratamento tava dando resultado, e me mostrou as fotos de antes do tratamento :/ nossa, realmente meus dentes n estão 100% retos, mas mudou muito, ta uns 88% melhor que antes, eram muitos tortos e encavalados, ai tá né, ai ela perguntou que cor eu queria a borrachinha e eu disse a mesma que eu botei mês passado (azul), mas nem olhei pra borrachinha, quando vi ela me bota uma borrachinha “inteira” em forma de correntinha (linda) e disse que ia doer bastante, ai queria saber pra que serve essa borrachinha toda inteira que passa por cima do fio ? Em vez de aquela borrachinha individual pra cada bracket ela botou essa todo inteira, essa borrachinha vai fazer que meus incisos centrais que estão pra frente venham pra trás ? Ou é pra outra coisa ? Ah e ela tbm perguntou se eu andava tomando leite e comendo queijo. Achei muito estranho isso :/ ae respondi que tinha parado de tomar leite ha cerca de um mês pq enjoei e queijo comia de vez em quando pq n gostava mt ;s, ai ela chamou minha mãe e disse que meus dentes da frente estavam muito moles e que n era normal essa movimentação deles, e que isso acontece pq to com falta de calcio :l Ai mandou eu comer folhas verdes ou escuras, n lembro, leite e me receitou calcio em “comprimido pra eu toma”, ai queria te perguntar, o fato de meus dentes estarem um pouco moles e ela falou que to com pouco calcio vai atrapalhar meu tratamento ? Tipo, meus resultados vão parar por um tempo até eu repor o calcio que preciso ou tem nada a ver, o aparelho vai continuar dando resultado mesmo assim ? Obg Ana, se puder tirar essas duvidas minhas eu fico muito agradecido :) E parabéns pelo blog tem me tirado muitas duvidas, bj’

    • Roger, o elástico corrente serve ou pra “puxar” dentes pra trás ou pra fechar espaços entre eles. Depende do caso. Se houver espaços entre os seus dentes, o próprio fato desses espaços serem fechado já vai levar os seus dentes anteriores (os incisivos) para trás.

      Quanto à insuficiência de cálcio, eu não sei se você tem algum problema de saúde que cause isso e se sua dentista falou o que falou com base nesse fato. Mas dentes permanentes não ficam moles por falta de cálcio, mas por comprometimento periodontal (dos tecidos de suporte dos dentes, a gengiva e o osso). Se você tiver mesmo um problema periodontal ativo, o aparelho dentário precisa ser removido para tratar esse e problema e, só depois disso resolvido, poderá ser colocado novamente. Minha opinião é essa. Então, sim, seu tratamento ortodôntico pode atrasar.

  150. Boa tarde Ana, gostaria de saber pq tenho dentes amarelados ? Eu escovo eles diariamente, mais de 6 vezes por dia, antes de dormir escovo tbm, mas mesmo assim fico com eles amarelados :ç eu uso aparelho, sera que tem algum jeito de deixar eles um pouco mais brancos ? Uma pasta que posso pedir pra minha dentista, alguma coisa assim, pq eu sei que com aparelho n pode fazer clareamento ! obg

    • Cleber, pastas de dente que prometem clareamento na verdade só eliminam manchas superficiais no esmalte, e fazem isso por desgaste. Se você tiver os dentes amarelados por casa de manchamento, essas pastas podem até ajudar… mas podem causar sensibilidade dentinária, também… então, eu não recomendo cremes dentais muito abrasivos. O ideal mesmo é aguardar o fim do tratamento ortodôntico e fazer o claramento. Algumas pessoas têm dentes mais amarelados mesmo, é uma questão genética / hereditária.

  151. Boa tarde ! Ouço falar que comer doce dá caries nos dentes, que n faz bem para os dentes, ai vim aqui perguntar uma coisa Ana, posso comer tipo brigadeiro todo dia ? Mas logo apos terminar de comer vou escovar bem os dentes, passar o fio dental, limpar a lingua, mesmo se eu fizer isso vou te caries ? obg’

    • Na verdade o açúcar não provoca cáries por si só, Matheus, mas ele aumenta o risco da pessoa ter cáries SE ELA NÃO ESCOVAR OS DENTES DEPOIS. Ou seja, do ponto de vista da prevalência de cáries, basta escovar os dentes e tudo bem. Mas não esqueça do outro lado, de que açúcar em excesso faz mal para o organismo como um todo. Enfim, respondendo sua pergunta: sim, você pode comer brigadeiro todo dia e, mesmo assim, se higienizar bem os dentes depois, não vai ter cáries. :)

  152. Bom Ana, eu aqui dnv, Bruno, da penultima pergunta ali acima ‘-‘, assim Ana, os dentes encavalados eram la em cima, muito lá em cima, ai agora eles desceram e tipo vou tentar te explicar: a pontinha dos caninos ja passaram da pontinha do inciso lateral, e eu pego o espelho pequeno que tenho e olho na frente do espelho grande e fica tipo como se fosse a visão do dentista olhando, eu com a boca aberta sabe, e os dentes estão alinhadinhos, fazendo aquele formato de curva, sabe, tipo assim -> (porém estão pra frente ;s espaço tem pq eu arranquei os pré molares (acho) aqueles dentes atrás dos caninos) e o espaço que ficou dos dentes que tirei ta ali ainda, sem nenhum dente ocupando, ;s espero que n demore muito pra eles ficaram retinhos \õ/

    • Se tem espaço (e você relata que tem), não demora para os dentes ficarem retinhos não, Bruno.

  153. Boa noite!! Ana, estou encucado com uma coisa, sera que tenho mau halito ? Eu escovo os dentes bem escovados, a lingua eu escovo muito bem escovado com pasta de dente, uso uma “colher” pequena para limpar que eu separei só pra eu fazer isso pq acho que os limpadores de lingua que tem pra vender n limpam direito ‘-‘ tiro todo resto de comida da lingua, ela fica 100 % limpa, eu escovo tambem bastante o céu da boca pq eu noto que as vezes quando estou fora de casa e como alguma coisa na rua e demoro um pouco pra chegar em casa para escovar os dentes, passo o dedo no céu da boca e ta um cheirinho desagradavel, igual fica quando n limpa a lingua, escovo os dentes na frente e tbm escovo atrás dos dentes, uso fio dental, uso tbm aquelas escovas interdentais pq uso aparelho, ai fica resto de comida nos cantinhos, eu limpo bem e sinto minha boca bem limpa, sabe, sem aquele gosto de comida, eu boto a mão na frente da boca e boto o ar pra fora e n sai um cheiro ruim, confesso que gosto do cheiro que sai, um cheiro bem agradavel de boca limpa, só que mesmo assim eu fico paranoico pensando que talvez possa ter mau halito :/ tem algum jeito de saber se tenho ? Ja me falaram pra pedir pra pessoa chega bem pertinho de mim e eu falar, ai ela me diz se tenho mau halito ou não, ai pedi pra minha mãe e me ela disse que eu n tinha mau halito não, só que né, sabe como é mãe né, tu pode ta com a roupa rasgada e suja e ela vai ta dizendo que tu ta lindo e bem vestido só pra agrada, ai fico meio assim ‘-‘ rs e tbm quero saber se eu tiver caries ou algum problema na gengiva ou nos dentes (n tenho) e só uma duvida mesmo, é papel da dentista identificar o problema é me informar ? Pq na manutenção do aparelho ela olha os dentes e tals, se tiver algum problema de caries ou outra coisa ela me informa ou eu tenho que identificar o problema e informa-la ? Eu me lembro que uma vez estava com manchinhas brancas no dente e foi ela que falou pra mim e me receitou um fluor, ai ela deu a receita pra eu comprar : ) Era isso Ana, fico mt grato se puder tirar minhas duvidas. bjs

    • Diego, considerando o “ritual” de higiene que você descreve, acho altamente improvável que você tenha mau hálito. Deve ser coisa da sua cabeça, mesmo. Uma forma de detectar isso com mais precisão é consultar um dentista especialista em halitose, geralmente eles possuem um aparelho (como se fosse um “bafômetro”) que é capaz de medir e identificar o mau hálito. Mas sinceramente, não acho que seja o seu caso.

      Quanto à outra dúvida: sim, é sua dentista que deve identificar qualquer problema bucal que você tenha. Até porque você não tem conhecimento pra isso, principalmente se o problema for assintomático. Por outro lado, ela não avaliar você clinicamente a cada manutenção, então é importante que você peça pra ela avaliar de vez em quando.

  154. Ana, vim aqui para tirar uma duvida, eu tinha os dentes muito muito muito tortos (encavalados) ai botei aparelho faz uns 6 meses, os dentes encavalados desceram quase todos, mas ainda n encostaram nos dentes de baixo, mas é coisa de muito menos de 1mm, falta mt pouco mesmo pra eles ficarem encostados nos de baixo, eu n entendo nada de aparelho mas eu acho que provavelmente na proxima consulta eu vou usar aqueles elasticos pra puxar o dente pra baixo, ai queria saber se doi muito usar elastico ? Eu ja usei, mas no caso era pra puxar o canino pra trás e n pra baixo, sera que tbm n vai doer ? obg ‘ e tambem os dentes tão praticamente alinhados, até meu irmão tava comentando que deu muito resultado o aparelho ‘ pq tipo agora os dentes tão tudo retinho, assim em linha sabe ————— mas só que eles tão pra frente :/ queria saber se agora que os dentes estão todos certinhos só um poquin pra frente demora muito pra eles virem para trás e ficar bem retinho ? Obrigado, aguardo sua resposta, tenha um bom dia !

    • Não dói não, Bruno. Claro que, inicialmente, pode haver algum desconforto, mas não é diferente do que você deve ter sentido quando usou elásticos para “puxar” o canino para trás. O tempo para os seus dentes da frente virem para trás depende muito do espaço disponível e do alinhamento que se conseguiu até agora. Se houver espaço, não deve demorar… mas primeiro é preciso alinhar os seus dentes que antes eram “encavalados” com os demais.

  155. Olá, bom dia!
    Primeiramente, gostaria de parabenizá-la pelo blog. É uma ótima iniciativa :D

    Já uso o aparelho fixo há quase 1 ano. De alguns meses pra cá, vim observando que minha gengiva estava um pouco espessa, com um volume maior. Questionei a orto e ela me disse que eu precisaria fazer uma cirurgia para retirar esse excesso de gengiva, ela me disse também que isso era normal em pacientes que utilizavam o ap fixo. Enfim, gostaria de saber se realmente é comum isso acontecer e qual seria o motivo.

    Obrigada!

    • Infelizmente é comum mesmo, Caroline. A causa é o acúmulo constante de placa bacteriana, e o uso do aparelho “ajuda” muito pra que isso aconteça, pois favorece a retenção de resíduos. A placa estimula a ocorrência de gengivite, que pode levar à hiperplasia da gengiva.

  156. Olá Drª. Ana!
    Acredito que minha dúvida seja muito simples de responder. Bom, eu coloquei aparelho fixo há três meses, no primeiro mês eu usei apenas o arco normalmente. No segundo, usei um elástico “colorido” para fechar meu diastema, na terceira manutenção eu retirei esse elástico que foi substituído pelas borrachinhas. Meus dentes melhoraram bastante, notei a grande diferença no diastema que fechou quase tudo, falta bem pouco para junta-los; o rapaz que fica junto com a minha dentista até comentou que meus dentes já estão quase todos certinhos, pois não tenho outros problemas além do diastema causado pelo freio labial. Mas enfim, se eu não irei mais usar o elástico para juntar os dentes, o que será que minha dentista fará? O aparelho trançado junta o diastema? Se existe outro método além do elástico, poderia descrever como seria o arco desse aparelho? Mais grosso? Trançado? Como!? Consultei varias pessoas que tinham o mesmo problema que eu e todos falaram que dentro de dois ou três meses o diastema se junta, o meu não era tão grande, agora está menor ainda, quanto tempo será que demora?

    • Gabriela, diastemas costumam se fechar rapidamente, mesmo. Mas existe uma sequência de procedimentos e de troca de arcos inerente a todo tratamento ortodôntico. Se os seus dentes já estão mais ou menos alinhados, dá pra “pular” algumas fases… mas é importante fazer o tratamento completo. Embora esteticamente muito pouco se perceba (principalmente em pessoas que não têm os dentes muitos tortos), sempre há algum refinamento na parte oclusal (na mordida e no “encaixe” dos dentes superiores e inferiores) a ser realizada. Sim, amarrilhos trançados fecham, também, diastemas. Os arcos que sua dentista usará daqui pra diante ficarão cada vez mais “grossos”, até que se chegue ao último (geralmente retangular). Com relação ao tempo de tratamento, a melhor pessoa pra dar uma previsão pra você é a sua dentista, já que ela conhece o caso. Mas me parece que é questão de alguns meses, apenas.

  157. Ola Ana! Tenho 15 anos, tenho algumas dúvidas !!!
    1- Como o dentista fecha uma mordida aberta?
    2- O que é perfil convexo e classe 2?
    3- Minha dentista ja fez todas as restaurações, ja fiz uma cirurgia para tirar a gengiva que cobria meu incisivo e o canino, e a dentista ja marcou o dia de por aparelho, se eu precisasse extrair um dente ela ja teria me informado, ne? Desde ja agradeco !!!

    • Fagner, vamos lá:

      1. Geralmente com elásticos. Depois que os dentes já estão alinhados e nivelados, o dentista pode usar elásticos unindo os dentes de cima e os de baixo, pelos bráquetes, de forma a “puxá-los” pra que eles se encostem e intercuspidem.

      2. “Perfil convexo” se refere à relação entre as maxilas e a mandíbula. Na pessoa de perfil convexo, os ossos da parte de cima (maxilas) geralmente estão relativamente mais à frente do que o osso da parte de baixo (mandíbula) quando se olha o paciente de lado. No perfil côncavo é o contrário. Já “classe 2″ tem a ver com a forma como os molares e os caninos se encaixam quando a pessoa morde. O ideal costuma ser a classe 1… na classe 2, o “queixo” do paciente geralmente é mais pra trás (o que combina com a característica de “perfil convexo”, também). Tem um vídeo que explica isso aqui –> http://www.youtube.com/watch?v=GAYfFxlyuZk

      3. Em princípio, sim, ela já teria informado você. A não ser que ela perceba, durante o tratamento, essa necessidade. Mas geralmente é possível fazer essa previsão já de início.

  158. Olá Ana.
    Bom Dia,
    Tenho uma dúvida e gostaria que a mesma fosse esclarecida, coloquei aparelho há 4 meses e na minha ultima consulta fiz manutenção, só que no dia seguinte fui comer e o arco se soltou do ultimo bracket, minha pergunta é: isso vai interferir no meu tratamento, vai impedir que os dentes se movimentem? Só consegui marcar a consulta daqui a 20 dias. Grata.

    Adriele Pereira.

    • Adriele, os demais dentes continuarão a ser movimentados normalmente, mas o dente que teve o bráquete quebrado, não. É difícil mensurar que prejuízo isso traz para o tratamento como um todo mas, se não estiver machucando você, não tem problema, daqui a 20 dias seu ortodontista vai fazer o reparo e tudo segue o curso novamente.

  159. Olá Ana, compareci ao dentista hoje, e minha doutora marcou uma consulta comigo dia 3 do mês que vem, e agendou horario triplo, 3 horarios direto :) No caso, no lugar que era pra para ela atender três pacientes ela vai atender só eu :o Pq tanto tempo assim ? Eu n tenho aparelho na parte de baixo, sera que ela vai colocar ? Mas precisa de tanto tempo assim ? bjs

    • Robert, é provável que ela pretenda instalar a parte de baixo do aparelho, sim. Ou instalar bandas (os anéis metálicos, se bem que, nesse caso, geralmente é preciso separar os dentes antes). Sim, a instalação do aparelho exige mais tempo, mesmo.

  160. Olá Ana !! É assim, eu tinha dois dentes acavalados, é o incisivo lateral direito, pra dentro igual ao foto acima, ai primeiramente usei o aparelho Hyrax por 6 meses (horrivel), até hoje falo algumas palavras enroladas :/, isso que faz 5 meses que tirei ja ;s, n tinha espaço na boca para todos os dentes, ae arranquei os pré-molares :) ae agora faz 3 meses que arranquei os pré molares e os dentes acavalados praticamente desceram todos, se tem que descerem mais n da nem pra perceber ;s, e o incisivo lateral veio pra frente e acho que ta na posição correta agora :). Minha duvida é: ontem fui a dentista e ela aumentou o calibre do fio, trocou as borrachinhas e depois ela me explicou que meus dentes estavam mais tortos do que no começo do tratamento mas era normal pq os dentes estavam indo pra posição correta, e que tbm agora eles iam dar mais uma leve entortada mas disse que tbm era normal, e me prometeu um monte de vezes que até janeiro eu vou ta com o sorriso lindo \õ/. Eu queria saber, sera que até janeiro o meu sorriso vai está lindo mesmo ? Lembrando que ela me prometeu um monte de vezes !! Sera que vou estar com o sorriso lindo mesmo ? rs Ela nem disse “de repente até janeiro teu sorriso vai estar lindo”, ela me prometeu: “Roger eu te prometo que até janeiro teu sorriso vai estar lindo” :) To muito ansioso, sabe :/ quando os dentistas marcam uma data assim pra dar certo o tratamento é com certeza ? Eu sei que n vai ser o fim do tratamento, mas ela prometeu, eu queria saber se é certo mesmo que até lá meu sorriso vai estar pelo menos um pouco reto ?: ) Brigado Ana, boa tarde s2

    • Roger, eu acho que se sua dentista não tivesse certeza do que está falando não prometeria isso pra você tantas vezes. Você confia nela? Se sim, ok! Seu sorriso deverá estar já bem alinhado até janeiro. Tempo pra isso há, já que o alinhamento / nivelamento inicial dos dentes, havendo espaço, costuma ser algo relativamente rápido.

  161. Olha, eu queria colocar aparelho só que ai tem um problema, eu quero somente unir os outros e nao os da frente, os grandes, se é que vc me entende. Ai to meio confusa, pois quero deixa-los separados, somente eles 2, me responda pfvoor :*

    • Thays, é possível manter o espaço, sim. Porém é um pedido BEM inusitado, geralmente as pessoas querem exatamente o contrário. Ter espaço entre os dentes não é o ideal, pois pode juntar resíduos, a gengiva entre os dentes fica sem a proteção do ponto de contato entre os dentes… mas se é um desejo seu, basta encontrar um ortodontista disposto a realizá-lo. Procure um pra avaliar.

  162. Ola Ana! Olha, parabéns pelo blog, muito esclarecedor.

    Uso aparelho a pelo menos 3 anos. Já estão alinhados, mordida correta. Estou na fase final e no próximo mês retiro e coloco a contençao. Mas assim, quando olho pelo espelho o sorriso, de frente, está aparentemente perfeito na parte superior e inferior, porém, quando o sorriso é visto de perfil, os incisivos centrais superiores estão levemente projetados para frente, já os incisivos centrais e principalmente os laterais, bem como os caninos da parte inferior, também, um pouco projetados pra frente, ou seja, não estão retos como vejo nos tratamentos finalizados. Segundo a minha Ortodontista, existem dois tipos de contenção: A que pode ficar ativada e que não precisa ficar ativada. No meu caso a contenção ficará ativada, o que vai deixar incisivos superiores retos. Na parte inferior ela também vai colocar uma contenção ativada para finalizar o tratamento, porém, não vai deixar os dentes retos, pois ela teve que projetar os dentes inferiores para frente com objetivo de fazer com que os dentes inferiores encostem nos dentes superiores, ou seja, com essa projeção melhoraria a intercuspidação. Confesso que esteticamente, olhando o perfil, não me agradou em nada, com isso pergunto: Existe esse tipo de contenção (Ativada e não ativada)? Com esse procedimento da minha Orto, finalizo o meu tratamento mesmo? A Contenção vai deixar os dentes retos? Existem casos que os dentes não ficam completamente retos e tem que deixar essa leve projeção pra frente?

    Obrigado.

    • Marcos, sim, alguns pacientes terminam o tratamento ortodôntico com essa projeção que você relata. Isso ocorre por certa falta de espaço pra alinhar os dentes, espaço que “se ganha” inclinando os dentes pra frente. Pra que os dentes anteriores verticalizassem, seria necessário levar TODOS os dentes para trás (posteriores e anteriores, o que demandaria tempo – isso se houver espaço) ou extrair dentes. Contenção, ao meu ver, é sempre inativa. Ela serve pra manter / estabilizar os dentes numa certa posição. Se for ativa, aí não é contenção, é um aparelho removível que pode ter uma série de funções. Enfim: seus dentes só vão verticalizar se houver espaço pra isso. Se não houver, não há aparelho, fixo ou removível, que seja capaz de fazer isso.

  163. Ana, tenho os dentes da parte de cima tortos, os da frente, eu nem gosto de rir por causa disso, se eu botasse aparelho mais ou menos em quantos meses ia dar uma melhorada no sorriso ? Em 3 meses ja faria diferença ?

    • Se houver espaço suficiente pra alinhar seus dentes, em 3 ou 4 meses certamente você já veria resultados. O alinhamento inicial dos dentes costuma ser rápido.

  164. Ana, é o seguinte, vou tentar te explicar uma duvida minha, é assim: eu tenho dois dentes acavalados, é tbm o inciso lateral do lado direito igual esse da foto pra dentro (y), o dente acavalado do lado direito com 1 mês usando aparelho desceu muito, fiquei muito satisfeito com o resultado, praticamente nem e acavalado mais ou até nem é mais, pq eu n sei a posição certa que ele tem que ficar né) ;s só que ele era torto pra frente, vou tentar te dar um exemplo rsrs: ele tava assim -> \ ae a dentista botou um elastico mês passado pra puxar ele pra trás e ficar na posição correta, e ele ficou reto agora (y), ae semana passada fui no dentista e ela passou o fio pelo dente acavalado do lado esquerdo, que antes n tava passando, e tbm o fio agora esta passando pelo inciso lateral do lado “direito” que esta pra dentro “igual da foto la em cima”, só que do lado esquerdo onde o dente ta bastante acavalado o fio termina lá na banda e no lado direito o fio passa pelo inciso lateral que e pra dentro e só vai até o canino que era acavalado, ou seja o fio começa na “banda do lado esquerdo e termina no canino do lado direito, e o resto dos dentes do lado direito o fio n passa ;s Por que isso ? N intendi ! Ta certo ? (Obs: n sei se vai fazer diferença na tua resposta isso mas eu vou falar, eu ja arranquei os pré molares pq antes n tinha espaço na boca rs) desculpe pela inrrolaçada Ana, mas foi a melhor maneira que achei pra tentar te explicar rs Bjo linda, te admiro muito, parabéns pela pessoa maravilhosa que voce é <3

    • Guilherme, obrigada. <3

      Então… a colagem dos bráquetes e bandas depende muita da movimentação dentária que o dentista pretende fazer. Nem sempre há bandas em todos os molares e nem bráquetes em todos os dentes… então, não dá pra dizer que “está errada” a falta de bráquetes depois do seu canino no lado direito… certamente há uma razão pra isso. E essa razão só o seu dentista pode esclarecer, porque varia.

  165. Oooi Ana, é o seguinte, eu escovo os dentes varias vezes durante o dia mesmo eu n comendo nada, só que é assim ó, meus dentes não são brancoooooooos mas são limpinhos, cuido deles e tals, só que os dentes na parte de baixo, beem em baixo dos dentes (perto da gengiva), são amarelados mesmo eu escovando aquela região bem escovado ;s. O que pode ser ? E tbm tem um lugar que eu passo o fio dental e sinto um cheiro muito ruim e as vezes sangra a gengiva, mas bem pouco, mas eu acho que isso e pq passo o fio muito forte ae corta a gengiva de repente, eu tiro bem os restos de alimento que fica entre os dentes, passo o fio muitas vezes até que vejo que n sai mais nada de resto de alimentos, mas mesmo assim n sai aquele cheiro, mas e só entre aqueles dente que isso acontece, o que pode ser ?

    • Thiago, os dentes são mesmo mais amarelados quanto mais perto da gengiva, porque nessa região há mais dentina (que dá cor ao dente) e menos esmalte (a parte brilhosa e transparente que cobre a dentina). Os dentes de todo mundo são assim, os de algumas pessoas mais, os de outras menos. Pra melhorar esse “amarelado” não adianta muito escovar, um clareamento dental é necessário (você pode ler sobre isso aqui –> http://medodedentista.com.br/2011/04/clareamento-dental-um-guia.html ). Quanto ao uso do fio, sangramento gengival é sinal de gengivite, pra que fosse resultado de um corte seria preciso colocar MUITA força e certamente doeria. Quanto ao cheiro ruim entre certos dente, pode ser cárie. Enfim, procure um dentista pra avaliar!

  166. Ana, uso o aparelho, tem como eu fazer uma limpeza nos dentes no dentista ? Não tenho carie nem nada, o que eles fazem na limpeza ?

    • Tem sim, Paola. Geralmente a “limpeza” é feita com um jato de bicarbonato, que penetra entre os bráquetes do aparelho e elimina a placa bacteriana.

  167. Olá Dra., estou passando por aquela fase em que os dentes ficam mais tortos do que antes de botar o aparelho fixo, o que eu queria saber é se demora muito pra essa fase passa ?

    • Matheus, se houver espaço pra alinhar os seus dentes no arco, essa fase passa rápido… coisa de até 6 meses.

  168. Olá, gostaria de saber quanto custa mais ou menos pra fazer um clareamento no dentista, aqueles que eles usam um laser azul, sei que muda o preço de um estado para o outro, mas quanto é mais ou menos é o preço ? Só que eu uso aparelho fixo, sera que da pra faze clareamente ? bjs

    • Marcella, não tem “mais ou menos”, é preciso avaliar clinicamente. Se você usa aparelho não dá pra fazer o clareamento agora, é preciso remover o aparelho antes.

  169. Oolá Ana, queria saber como deixar meus dentes bem brancos ? Eu escovo todos dias, umas 5 vezes por dia, só que porém não escovo logo após as refeiçoes :/ escovo tipo 1h depois e as vezes levo até mais tempo para escova-los (mas sempre escovo). Sera que e por isso que eles n ficam brancos ? Devo escovar logo apos terminar as refeiçoes ? Posso escovar os dentes com bicabornato ? obg bjs

    • Não Felipe, NÃO escove os dentes com bicarbonato! Isso causaria um desgaste irreversível no esmalte dos seus dentes, podendo levar à sensibilidade e a outros problemas. Pra ter os dentes (mais) brancos é preciso fazer um clareamento dentário, com um gel clareador adequado. Seus dentes não ficam mais amarelos por você demorar um pouco pra escovar os dentes após as refeições. Aqui tem um texto que fala só sobre clareamento, pode ajudar você: http://medodedentista.com.br/2011/04/clareamento-dental-um-guia.html

  170. Oooi Ana, queria saber quanto tempo mais ou menos pra dois dentes encavalados descerem para baixo ? E tbm eu tenho um dente que acho que o nome e canino, e identico a esse da foto, assim pra dentro, e agora o fio ta passando por ele (antes n tava), eu ja arranquei os prés molares e a dentista botou dois elasticos nos dentes encavalados, um em cada lado, pra puxar para trás, hoje fui ao dentista e ela olhou e falou “muito bom é isso ai” e tirou as borrachinhas e botou um fio pra puxar os dentes “encavalados para baixo”, o que eu quero saber é quanto tempo demora mais ou menos para estes dentes encavalados descerem pra baixo ? E esse canino que é torto pra dentro igual da foto acima da pagina, quanto tempo mais o menos pra fica na posição correta ? Me sinto muito mal por causa de meus dentes estarem assim, estou até meia depressiva, tenho vergonha de sorrir, n saio de dentro de casa, me sinto um lixo :/ bjs Ana, te admiro, muito linda s2

    • Patricia, obrigada. :)

      Difícil dizer com certeza quanto tempo levaria… mas, se houver espaço para alinhar o seu dente, agora que o “fio” já está passando por ele, esse alinhamento deve levar apenas alguns meses (3 ou 4, talvez). O dente da foto é um incisivo lateral.

  171. Doutora, me dê sua opinião?
    Eu estou usando o aparelho fixo há exatamente 1 ano. No começo do meu tratamento eu percebia uma grande diferença nos meus dentes, mas nos últimos 3 meses eu não vejo mais nenhuma mudança, sendo que ainda tenho dente torto e também tenho a arcada dentária de cima um pouco pra frente (a famosa ‘dentuça’ rs). E meu dentista não tem mais trocado o fio do aparelho. Tenho duas perguntas:

    1- Em quanto tempo mais ou menos, usando o aparelho, eu consigo deixar de ser ‘dentuça’ ?

    2- Será que meu dentista está me enrolando no tratamento?

    • Leticia, é assim mesmo… quando os dentes estão tortos é fácil do paciente observar o alinhamento gradual deles, mês a mês. Mas quando esse alinhamento inicial é obtido, as mudanças ficam mais difíceis de serem vistas, o tratamento se volta mais para a parte oclusal (de mordida). Nem sempre é preciso trocar o calibre do arco, depende do progresso da movimentação. Difícil dar uma previsão pra você sobre sobre a resolução da projeção dos seus dentes superiores, porque eu não sei qual a causa disso (se é só dentária ou se é também óssea) e nem que tipo de mecânica o seu dentista pretende (existem várias formas de se fazer a mesma coisa). A maioria dos tratamentos ortodônticos leva em torno de 2 anos, então dá pra considerar que você está mais ou menos na metade do caminho.

      • Sobre os meus dentes superiores, não sei se é um problema dentário ou ósseo, mas eu pesquisei um pouco sobre a arcada dentária para frente impedindo o bom feche labial. Em um dos sites em que pesquisei eu vi o seguinte post:

        “Quando não há esse bom fecho labial, há necessidade fisiológica de levar os incisivos para trás. O bom feche labial deve ser conseguido mesmo que para isto sejam necessárias 4 extrações. Neste caso o tratamento pode ser feito com expansão para trás, distalamentos e extração dos sisos ou extração de prémolares.”

        É verdade? Sempre tenho medo dessas possíveis extrações rs. Mas o meu dentista, no começo do tratamento, me disse que extração de dente deve ser sempre a última opção. Eu queria saber se é o próprio aparelho odontológico que puxa os dentes superiores para trás, permitindo esse “bom feche labial” ??

        • É isso aí, Leticia. Pra levar os incisivos para trás e proporcionar um bom selamento labial é preciso haver espaço pra isso, espaço que pode ser obtido com extrações, disjunção ou distalização de dentes posteriores… o que se aplica a cada caso depende da avaliação do dentista. Sim, é o próprio aparelho que “puxa” os dentes para trás, mas só se houver espaço.

  172. Olá doutora, tenho uma duvida, eu escovo os dentes umas 8 vezes por dia, e antes de dormir eu escovo bem, fico lá 30 minutos escovando e olho no espelho e meus dentes estão bem brancos, só que quando acordo eles estão amarelados :/ o que pode ser isso ? É normal sera ?

    • Camila, eu acho, sinceramente, que é a luz que incide sobre os seus dentes em horários diferentes que causa essa impressão. De noite a luz é artificial (branca?) e, de manhã, a luz é natural. Pode ser isso, porque os dentes não mudam de cor assim tão rapidamente sem nenhuma intervenção.

  173. Olá Ana !! Uso aparelho fixo ha 5 meses, e normal os dentes ficarem mais tortos do que antes de usar aparelho ? Eu tenho dois dentes encavalados e tive que arrancar os pré-molares da parte de cima, ai agora ontem fui ao dentista e ela trocou o fio e boto um fio mais fino do que o que eu tava usando, só que agora o fio ta passando pelos dentes encavalados, antes não tava, sera que e assim mesmo, tem que coloca um fio mais fino pra pode descer os encavalados ? E tbm os dentes da frente de ontem pra cá ficaram muito tortos pra frente, é normal isso acontece ? E em media quanto tempo demora pra esses dentes encavalados descerem pra baixo, mais ou menos ? Se puder me responder, fico muito grato.

    • Fabricio, tudo que você descreveu é normalíssimo. Em certas fases do tratamento ortodôntico os dentes ficam mais tortos mesmo… mas é passageiro e necessário para o alinhamento que se segue. Sua dentista colocou um arco mais fino exatamente porque um mais grosso não seria capaz de passar por dentro do bráquete, e aí esses dentes “encavalados” não se movimentariam. Esse alinhamento inicial, considerando que você extraiu dentes, ou seja, espaço há, deve levar de 6 meses a 1 ano. Mas antes disso você já vai ver os resultados aparecendo…

  174. Olá, doutora =)

    Uma dúvida: há uma razão específica para um dentista preferir colocar a parte de baixo do aparelho primeiro? Não que isso me incomode (PARA A NOOOSSA ALEGRIIIA meus dentes de cima cobrem os de baixo e ninguém vê o aparelho hehehe) mas pelo que estou vendo por aí isso é mais raro.

    • Bruna, certamente há. Não saberia dizer pra você QUAL apenas com base no seu relato, mas certamente, no seu caso, o dentista pretende corrigir primeiro algum problema mais “urgente” no arco de baixo. É uma questão de plano de tratamento, mesmo.

  175. Olá Dra, gostaria de saber se quem usa aparelho ortodôntico convencional precisa tirar para fazer raio x de face, que no caso seria para fazer uma rinoplastia. Obrigada.

    • Não Det, pra exames que utilizam raios X (radiografia, tomografia, etc.) não há necessidade. Só seria preciso em caso de ressonância magnética.

      • Obrigada pela informação

  176. Olá! Enviei-lhe um e-mail com as minhas dúvidas, por favor, me responda assim que possível… Obrigada, GIH ^O/

    • Respondido! ;)

      • Obrigada! Adorei o seu e-mail ^^ Respondido :)

  177. Drª, tenho uma preocupação enorme. Removi o aparelho ha dois meses. Depois de 5 anos de tratamento. E tenho notado que minha boca está torta, principalmente quando estou sorrindo. Meus dentes estão alinhados. Porque minha boca ficou assim? E o que fazer?

    • Danilla, difícil dizer só com base na sua descrição… pode ser um pequeno desvio de linha média ou uma assimetria na mandíbula. No segundo caso, não seria uma questão dentária, mas óssea.

  178. Olá Dra. Ana. Primeiramente gostaria de te elogiar pelo site. Já tirou várias dúvidas minhas. E isso mostra que você é muito competente no que faz! :)
    A minha dúvida é a seguinte… e espero que você possa esclarecer.
    Eu já faço tratamente com aparelho há 1 ano e 8 meses. E já faz 9 meses que eu estou no último arco.
    Se eu tirar o aparelho agora! Os dentes irão voltar para o que eram antes? Ou seja: tortos?
    Obs: o dentista falou que eu preciso fazer uma cirurgia de bucomaxilo. E ele me encaminhou para outro dentista. Um ortodontista! Mas nesse intervalo eu irei ficar 3 meses sem o aparelho! Nesse meio tempo o dente pode entortar tudo de novo?
    Obrigado e parabéns!

    • Fico feliz em ajudar, Matheus. :)

      Se você não usar nenhuma contenção nesse intervalo, a tendência é dos seus dentes se reacomodarem (acontecerem pequenas movimentações). Mas entortar como antes certamente não, pode ficar tranquilo.

  179. Olá, Dra. Ana! Tenho acompanhado esse site e ele tem me ajudado muito!
    Estou com uma dúvida.
    Tenho 26 anos e coloquei o aparelho ortodôntico no início desse mês, no entanto a dentista não colocou o braquete no dente entramelado, que eu considero o mais importante a ser alinhado. Por que será que ela não colocou o aparelho nele, só colocou nos outros?
    Tenho outra dúvida, perdi os dentes vizinhos aos sisos da parte de cima, a dentista disse que os sisos vão ocupar o lugar dos dentes que eu perdi, mas ela tbm não colocou o aparelho neles, disse que vai aguardar pra saber se eles vão se mover naturalmente para o lugar que está vago. Isso é possível?
    Fiquei cheia de dúvidas, mas na hora que coloquei o aparelho eu mal conseguia falar. Se puder me ajudar, eu agradeço.
    Parabéns pelo trabalho!

    • Nilzete, que bom que o blog tem ajudado!

      Provavelmente sua dentista não colou o bráquete nesse dente porque ele está tão torto que não é possível, nesse momento, passar o arco por dentro do bráquete. Ainda, pode ser que ela queira abrir espaço antes de fazer isso, pra só então girá-lo.

      Sim, os sisos podem ocupar parte do espaço dos seus dentes perdidos, mas isso ocorre pela inclinação deles em direção aos espaços vagos. Posteriormente sua dentista terá que fixar algum dispositivo neles pra verticalizá-los e trazê-los para frente.

      • Agradeço pela resposta, Dra. Ana!
        Acredito que seja isso mesmo, o dente entramelado está atrás dos outros, está desalinhado, acredito que no momento não teria como encaixar o arco nele. E sobre os sisos, como fiz a extração dos dentes vizinhos recentemente, ela disse que vai aguardar mais um pouco pra ver se os dentes vão se movimentar naturalmente.
        Estou mais tranquila agora.
        Agradeço pela ajuda!

        • ;)

  180. Boa noite, há 2 semanas atras a minha dentista colocou o aparelho em cima e semana que vem ela vai colocar embaixo e um levante, pois tenho mordida profunda. Ela disse que dependendo do resultado com o levante, ela vai resolver se tem que extrair dente ou não (pois não tem espaço pra alinhar os dentes). Esse levante vai ajudar em que? E outra, nos 2 caninos tem aquele ganchinho pra colocar elástico, em que o elastico pode ajudar com o tratamento de mordida profunda? Obrigada desde já.

    • O levante é usado em casos de mordida profunda (quando os dentes de baixo são praticamente cobertos pelos de cima), Tainara. Ele mantém a mordida aberta, tanto pra que os bráquetes de baixo tenham espaço para ser colados quanto para a correção do problema, em si. O ganchinho nos caninos é muito comum, mas isso não quer dizer, necessariamente, que serão usados elásticos ali. Depende do tipo de movimentação que a sua dentista pretende fazer… e também não quer dizer que o uso do elástico é para tratar a mordida profunda, pode ser para outro fim (geralmente, para corrigir o encaixe dos dentes). Lembre-se: mordida profunda pode ser o seu problema principal, mas certamente não é o único.

  181. Boa tarde, gostaria de saber se realmente se coloca o separador primeiro (não sei é bem esse nome, uma molinha azul no meio dos últimos dentes) somente depois que pode começar a colocação do aparelho? Essa semana coloquei isso e a dentista disse que só seria possível começar a colocar a banda semana que vem. É assim mesmo? Ai só depois em outubro que ela disse que vai começar a colocar o aparelho mesmo. Obrigada.

    • É assim mesmo Giselle, pra se colocar as bandas é necessário antes separar os dentes que vão recebê-las, senão elas não encaixam. O nome é “separador” mesmo.

  182. Bom dentista, coloquei umas molinhas para puxar um dente encavalado, enfim, estou com medo que doa muito, como funciona isso?

    • A mecânica com molas não costuma doer não, Marina. Não sei dizer exatamente o que o seu dentista pretende fazer, pois molas são usadas de várias formas. Mas geralmente elas são usadas ou para abrir ou para fechar espaços entre os dentes.

  183. Boa noite,
    Adorei o blog e estou com uma grande dúvida.
    Meu terceiro dente (começando a contar pelos da frente) é de leite e quando eu tinha 15 anos ele ficou mole, por ser burra eu fiquei com vergonha e não arranquei ele, ele parece que ficou duro e quando fiz 17 anos começou a nascer atras dele um dente, hoje tenho 22 anos e tomei vergonha rs e já fui na dentista, fiz tudo já para colocar o aparelho e essa semana irei colocar, agora minha dúvida, ela pode no mesmo dia tirar o dente que é de leite e colocar o aparelho? E outra dúvida, quanto tempo vou ficar com este mega buraco na boca? Será que em 3 meses o dente de trás começa a andar? Queria estar com o dente pelo menos direitinho em dezembro, é possível?? Obrigada.

    • Camila, sim, é possível extrair o dente de leite e instalar o aparelho na mesma sessão, embora aí será uma consulta BEM longa. Geralmente se faz uma coisa de cada vez. Se houver espaço suficiente pra alinhar o seu dente permanente ATÉ DÁ pra ele estar em posição até dezembro. Mas não dá pra garantir, é um prazo bem apertado.

  184. Olá Doutora, eu uso aparelho há 3 meses… Coloquei embaixo no mês passado. Só que minha dentista não colocou bandas nem borrachinhas entre os dois ultimos dentes, isso é normal ? Ouvi dizer que todos tem que usar bandas pra poder apertar mais o aparelho. Ela também não comentou nada se precisarei extrair os sisos.

    Obrigado pela atenção!

    • Vagner, nem todos os pacientes usam bandas, depende do caso. Às vezes os tubos (os “bráquetes dos molares”) são colados diretamente nos dentes e, às vezes, as bandas são colocadas só mais tarde. Sua dentista pode esclarecer pra você se pretende usar bandas. Quanto aos sisos, nem sempre há necessidade de extração, vale a avaliação da sua dentista.

  185. Olá, preciso tirar mais uma dúvida, coloquei as bandas nos dentes de baixo, não sei como se chama, mas na parte de dentro não é liso é como se tivesse um tubo na parte de dentro também, está incomodando muito, não vejo necessidade de ter na parte de dentro, na parte de cima sim para usar aparelhos no céu da boca, mas embaixo não vejo necessidade pois vou usar o aparelho do lado de fora e não o lingual, será que poderá ser utilizado pra alguma coisa?

    • Heloise, se há um tubo ou gancho pela parte de dentro da banda, certamente seu dentista pretende utilizá-lo de alguma forma.

  186. Olá doutora, bom é minha primeira vez aqui no blog achei super interessante, bom vou à minha dúvida… nesta segunda dia 9 de setembro eu coloco o aparelho autoligado, o que a senhora acha desse aparelho ? E mais uma coisinha, eu sei que ele não usa elasticos, eu tenho um dente aberto como ele fecharia se o aparelho não usa elasticos ? Obrigado e parabéns pelo blog.

    • Maicon, o aparelho autoligado é muito bom e eficiente. Promove menor atrito do arco com os bráquetes e também uma higienização mais fácil (pela ausência da “borrachinhas”). Cada bráquete tem um “fecho”, e é esse fecho que vai segurar o arco… então pode ficar tranquilo, seu dente “aberto” vai participar da movimentação ortodôntica normalmente. Ainda, é possível que seu dentista use elásticos, sim, mas não com a função de segurar o arco, mas pra “puxar” os dentes.

  187. Tenho aparelho ha cerca de 9 meses, e notei que os dois dentes da frente não estão centrados, estão movimentando-se para o lado esquerdo, retirei um dente superior do lado esquerdo mas ainda falta um do outro lado, é normal os dentes movimentarem-se para o lado em que têm mais espaço?

    • Isso é bem comum a linha média do paciente se deslocar para o lado onde há mais espaço, Fábio. Mas essa é uma situação transitória, que será corrigida até o término do tratamento ortodôntico.

  188. Oi, eu usei aparelho por quase 10 anos, coloquei quando tinha 10 anos, e tive q arrancar 2 dentes de cima, tirei com 16 anos e em 6 meses entortou tudo de novo, ai coloquei de novo, tive q arrancar os 4 sisos e operei da adenóide porque o dentista disse q influenciava, usei mais 4 anos e tirei faz uns 8 meses, e ta entortando de novo, e minha gengiva fica super inchada, principalmente em cima nos dois dentes da frente, incha até no céu da boca e na frente, não sei mais o que faço, eu fui no melhor ortodontista da minha cidade, não aguento mais pagar dentista e tenho medo dele falar que vou ter que arrancar mas dente. É normal isso? Ficar tanto tempo fazendo tratamento e logo q tira entortar, mesmo usando o movel?

    • Não é normal não, Allana! Mas parece que tem alguma outra coisa envolvida nessa movimentação dentária indesejada. Você diz que sua gengiva incha… pergunto: e sangra quando você escova os dentes? Porque esse tipo de movimentação pode estar ligada a um problema periodontal (dos tecidos de suporte dos dentes, osso e gengiva). Minha sugestão é que você procure um dentista especialista em periodontia (periodontista) pra avaliar se é o caso.

  189. Olá doutora, eu queria saber se realmente eu necessito do aparelho odontológico, eu fui no dentista do SUS, disseram que eu não precisava, e fui no dentista particular, disseram que eu precisava , pois então agora estou com os separadores, aqueles que doem muito… mas to a fim de desistir, acho que não preciso sentir toda essa dor, tenho os dentes levemente desalinhados, e um da parte superior, o do lado dos dois grandes da frente, é super pouco desalinhado dos demais, quase nem da pra perceber, será que realmente preciso de aparelho? Se eu colocar ficaria por muito tempo, ou tipo 6 meses? Bejoooos, doutora.

    • Geisielle, a necessidade de uso de aparelho depende de 2 fatores: sintomas (dor, desconforto) e vontade da sua parte de usar aparelho. Se você não tem dor ou outro sintoma importante associado e não está incomodada com a estética dos seus dentes, você não precisa usar aparelho. Enfim, pra alinhar os seus dentes, a única forma é usando aparelho… mas se você não quer (e não está incomodada com o pouco desalinhamento), não precisa se submeter a um tratamento ortodôntico. Veja esse texto sobre o assunto: http://medodedentista.com.br/2012/11/eu-preciso-usar-aparelho.html

  190. Sei de pessoas que usaram aparelho ortodontico o qual causou o problema de reabsorção, uma delas chegou até perder um dente pois quando descobriu o dente já estava comprometido, demorei para colocar aparelho por causa disso, agora com quase 30 anos tomei coragem e coloquei, qual é a chance de eu ter também isso? Pois me falaram que os dentistas nunca falam desse perigo aos seus pacientes.

    • Heloise, a chance existe, sim… mas é exceção. Pra que um dente se movimente, é preciso uma alternância contínua de reabsorção óssea e neoformação óssea. Às vezes o organismo “se confunde” e, em vez de reabsorver (fazer “sumir”) osso em volta do dente, o que reabsorve é a própria raiz do dente. Não há como prever esse tipo de ocorrência, por isso é importante uma avaliação radiográfica periódica durante o tratamento ortodôntico pra verificar esse tipo de ocorrência e interromper a movimentação dentária, se necessário.

  191. Olá Dra., coloquei aparelho fixo ha cerca de 2 anos e 7 meses, a previsão inicial seria permanecer por com aparelho cerca de dois anos. Agora minha dentista disse que terei q usar um móvel. Isso está correto? As vezes acho que estou sendo enrolada.
    Obrigada e parabéns pelo blog.

    • Giselle, imagino que você se refira a contenção, o aparelho removível que se usa após a remoção do aparelho fixo. Não tem enrolação não, é necessário usar esse aparelho pra manter e estabilizar os resultados obtidos com o aparelho fixo.

  192. Olá doutora, pois bem voltei, haha, procurei outra ortodontista, vou colocar o aparelho damon system, voce acha que ele funciona mais rapido mesmo ? E como ele junta dentes separados ? Obrigado.

    • Maicon, em tese o aparelho do tipo autoligado oferece menos resistência à movimentação dos dentes, menos atrito, pela ausência das “borrachinhas”. Mas não há um estudo que comprove, ainda, que esse tipo de técnica oferece um resultado mais rápido. De qualquer forma, os dentes serão movimentados da mesma maneira como é feito com o aparelho convencional, com a vantagem desse aparelho acumular menos placa bacteriana e ser mais fácil de limpar.

  193. Doutora, usei aparelho por 4 anos e meio, coloquei o movel, agora meu dente canino entortou, o dente de baixo da parte inferior que geralmente vai a banda entortou tbm, resumindo, coloquei aparelho novamente na sexta passada, mas agora que instalei novamente o aparelho meus dentes abriram os da frente da parte superior, por que será que abriu, por que eles estão voltando para o lugar ? Obrigada.

    • Nádia, é assim mesmo. Às vezes os dentes parecem entortar mais antes de irem para o lugar certo, mas isso será corrigido posteriormente.

  194. Olá Doutora, obrigada sempre pela a atenção. Mas esse aparelho da foto que vc disse que tbm mexe com a ATM, esse aparelho seria o ideal?
    Fui na dentista completamente angustiada, e a mesma afrouxou e deixou um pouco livre a parte inferior. Eu perguntei a ela qual era a finalidade do aparelho, e ela disse que seria para “tratar” minha mordida profunda, e dá um relaxamento na musculatura da ATM. O que achas? Ela disse que preciso me adaptar, mas estou detestando, aff

    • Fernanda, difícil dizer o que seria o ideal sem examinar você. Mas se sua dentista sugeriu o uso, é porque ele deve se aplicar ao seu caso. A ideia desse aparelho é reposicionar suas ATMs, de forma que você se acostume a manter o queixo mais pra frente. E sim, é chato pra caramba. :)

  195. Ola, no meu aparelho a doutora colocou no dente ao lado do da frente um ferrinho “tipo um chifrinho” levantado pra cima no dente, pra que serve? Como se chama?

    • Luana, não sei se é exatamente isso, mas provavelmente seja um gancho. O gancho é usado pra “puxar” um ou mais dentes.

  196. Olá Ana!
    Coloquei aparelho fixo há três meses. Esteticamente, tinha apenas o incisivo lateral superior direito torto, o que me incomodava muito. Acabei colocando aparelho em cima e embaixo. Nestes três meses notei que os dentes inferiores estão entortando. É normal?
    Minha dentista colocou uma massa nos molares pra arcada de cima não bater no aparelho em baixo. Isso é normal? Pode prejudicar algum outro dente?
    Tenho algumas amigas que quando tiraram o aparelho o dente ficou um pouco pra frente, meio bicudinho, o meu também vai ficar assim?

    Obrigada desde já e parabéns pelo blog.

    • Aline, durante o tratamento ortodôntico acontece, às vezes, dos dentes parecerem mais tortos do que eram. Mas isso é passageiro e faz parte do processo… até o fim do tratamento, essas imperfeições serão corrigidas. A “massa” que você relata se chama “levante”, e serve exatamente para o que você disse: permitir a instalação do aparelho na parte de baixo já que, sem esse levante, não haveria espaço. Isso é muito comum em pacientes que têm mordida profunda e não traz prejuízo. A projeção dos dente anteriores para frente pode ocorrer em algumas pessoas que têm pouco espaço para o alinhamento e muitas vezes não aceitam a extração de um ou mais dentes. Aí pode-se tentar fazer desgastes entre os dentes pra ganhar espaço mas, mesmo assim, alguma projeção é esperada. Se esse for o seu caso, esse aspecto “bicudinho” é uma possibilidade. Se não for, não há perigo.

  197. Oi doutora, tenho uma duvida, usei aparelho por 4 anos né, dai uso o movel e agora o meu dentão da frente de cima foi um pouco para frente, e tenho a impressão que o dente ta maior que o outro, mas claro que o dente não cresceu, hehe… ele foi para frente, a minha dentista disse que isso se corrige com aparelho novamente, é verdade?

    • É sim, Amanda. O aparelho removível serve apenas pra manter os dentes em determinada posição. Se a ideia é corrigir a posição de um dente, é preciso usar o aparelho fixo novamente (embora até existam opções de tratamento com aparelho removível, como o Invisalign, mas é mais caro e tem-se que verificar se sua dentista trabalha com esse tipo de técnica).

  198. Olá Doutora, primeiramente, parabéns pelo site que é super informativo.
    Então, eu tenho uma pergunta, eu uso aparelho ha cerca de 2 anos, recentemente a ortodontista com a qual me tratava se mudou de estado, me deixando aos cuidados de um outro ortodontista. Ela havia me dito que em poucos meses eu retiraria meu aparelho fixo e poria o móvel, porém esse novo doutor disse que isso não ira acontecer, e que eu terei de extrair 2 dentes.
    Seria caso de procurar outros dentistas ?

    • Danilo, em ortodontia geralmente há mais de 1 solução para o mesmo problema, então os dentistas podem discordar quanto ao tratamento. A questão é: você está disposto a fazer essas extrações e mudar o plano de tratamento? Se não está, o ideal é deixar isso bem claro para o seu novo ortodontista. Diga pra ele que você tinha combinado outra coisa com a outra dentista e que estava satisfeito com a forma que ele conduzia o tratamento e com o resultado até então obtido. Frente a isso, ele pode dizer 2 coisas: 1. Ok, vamos fazer assim OU 2. Não, o “certo” é fazer do meu jeito. Aí cabe a você decidir se continua com ele ou se troca de ortodontista (o que é um direito seu). Mas considere os argumentos dele, pode ser que, da forma como ele propõe, você fique até mais satisfeito no final.

  199. Doutora, estou aqui para incomodar mais um pouco, haha, sobre meu canino que tinha apenas ele entortado e tal… olha só eu continuo usando o móvel, mas quando eu uso o movel o canino entorta mais ainda, e quando fico 1 dia sem o móvel o dente volta aos poucos pro lugar, por que será ? Decidi não usar o movel até minha consulta dia 2 de setembro, e outra, não usando o móvel os dois dentoes da frente abrem um pouco, haha… mas deixa, acho melhor abrir os da frente do que um dente torto certo ?

    • É aquela história… “se correr o bicho pega, se ficar o bicho come” ;). Se é o canino que incomoda mais você, não o use o removível. Até porque, como conversamos anteriormente, essas são pequenas movimentações que serão corrigidas quando você colocar o fixo novamente.

  200. É tipo esse da foto sim, porem ele é bimaxilar, ou seja, as 2 arcadas estão juntas e não tem como ficar abrindo e fechando a boca… é esse daqui http://www.ortodontista.net/aparelho-ortodontico-movel.html. A gente fica com a boca imóvel, sem conseguir mexer com as arcadas inferior e superior. A dor na ATM piorou usando ele, Doutora.

    • O da foto que eu enviei também é bimaxilar, Fernanda. O aparelho é o mesmo. A ideia, como eu disse, é incentivar o crescimento mandibular… isso mantém o queixo pra frente, o que pode ser bem desconfortável, sim (e “mexe” com a ATM, também).

  201. Doutora, meu dentista colocou 2 bolinhas de resina (umas bolinhas brancas) em baixo dos meus dentes superiores no céu da boca. É normal ele ter feito isso? Tem como tirar? Eu estou com medo dele ter inventado de fazer isto e não ter como tirar! Eu escovo bastante essa area pra não acumular sujeira e ter uma carne crescida. Há como tirar doutora?

    • Sarah, essas “bolinhas” de resina se chamam “levante”, e são usadas pra manter a mordida do paciente aberta, pra possibilitar a colagem dos bráquetes inferiores. Seu dentista não “inventaria” uma coisa dessas, se ele colocou o levante é porque você deve ter uma mordida profunda… então, não é pra tirar.

  202. Dra., estou desesperada, pois tenho os dentes certinhos e tal, porém possuo a mordida profunda e DTM, na qual já fiz tratamento para DTM, e o dentista havia dito para procurar uma orto para usar aparelho. Pois bem, fui numa, e a mesma me recomendou a usar um aparelho móvel para depois colocar um fixo. Fui pegar o móvel hoje e estou odiando, pois ele é ligado junto com a parte superior e inferior, aparece aquela linha de ferro na frente, porém ao colocar ele, por eles serem juntos, não dá para movimentar a boca, ou seja, não dá para fechar e nem abrir a boca, e na hora de falar, tem que mexer somente com a lingua, a boca fica meio presa, a fala tá pessima. Que aparelho é esse doutora?? Por favor, estou desesperada!!! Aguardo seu contato. Obrigada.

    • Fernanda, não sei dizer ao certo com base apenas no seu relato, mas me parece algum tipo de aparelho ortopédico, como o bionator de Balters, por exemplo, que serve para incentivar o crescimento da mandíbula. Seria ele? –> http://imageshack.us/a/img33/3793/bionator300px.jpg

  203. Obrigado pela informação doutora, mas vou continuar usando o movel até setembro, pois a minha dentista me informou que duraria até 6 meses para arrumar o canino, e se eu tirar o movel vai que piore a situação e passe de 6 meses, não é mesmo?! Obrigado.

    • Sem dúvida! Precaução e canja de galinha não fazem mal a ninguém… ;)

  204. Uma duvida doutora…. mes que vem irei colocar a fixo novamente na parte superior, pois só o canino entortou… mas fiquei com uma duvida: devo usar o móvel até lá ? Ou não ? Tenho medo deles abrirem sem o móvel;

    • Maicon, por via das dúvidas, use. Mas se você vai colocar o fixo de volta, qualquer dente que entorte será corrigido no fim das contas (mesmo que você não use o removível agora).

  205. Doutora, olha eu enchendo o saco aqui de novo! haha

    Ana, fui na dentista hoje, e na parte de baixo ela colocou uma mola pra separar os dentes, mas tô com uma dúvida! Faz 2 horas que saí do consultório, e o resultado já é bem visível! Os dentes já estão se separando! Sem contar que tá doendo INFINITAMENTE! Isso é normal? Digo, tão rápido assim?

    • Geralmente leva mais tempo… mas acontece, Leo. Que bom, né?! ;)

  206. Ola doutora, acabei de vir do dentista, ela me pediu uma radiografia panoramica da parte superior e mes que vem ira colar os braquetes de canino a canino na parte superior, nao teria que montar tudo? Ahh ela disse que vai levar 6 meses.

    • Maicon, cada dentista tem um protocolo pra montagem do aparelho. Não precisa ser, necessariamente, tudo junto.

  207. Olá, tenho uma duvida quanto ao uso do aparelho, os meus dentes de baixo são muito muito juntos, a ponto de entortar alguns, queria saber se no caso assim será preciso extrair alguns ? Obs: extrai um de baixo…

    • Naiara, essa possibilidade existe. Mas não dá pra dizer ao certo sem avaliar você clinicamente. Nem sempre apinhamentos anteriores requerem extrações dentárias… e se você já extraiu um dente no arco inferior, pode ser que essa extração forneça o espaço necessário para alinhar os outros dentes. Procure um ortodontista pra avaliar.

  208. Olá doutora, meu nome é Maicon, ja havia perguntando aqui sobre meu canino que entortou mesmo usando aparelho movel, e só esta o canino torto mesmo, o meu aparelho movel esta mega torto, sera que isso fez meu canino entortar ? Amanha tenho dentista… será que preciso fazer nova documentação e tal ? E por quanto tempo terei que usar aparelho de novo será ? Obrigado.

    • Maicon, sim, o canino pode ter entortado porque o aparelho removível estava torto ou “frouxo”. Não acho necessária nova documentação, talvez uma nova radiografia panorâmica apenas, dependendo de quando você fez a última. Caso você use aparelho de volta, deve ser coisa rápida… uns 6 meses, talvez.

  209. Boa noite, muito obrigado pela informação, fico até mais tranquilo. Passarei pela junta médica da polícia militar e meus dentes da arcada inferior de canino a canino são tortos. Já a arcada superior é semelhante a esta do seu post (com um inciso lateral torto para dentro). Se eu colocar o aparelho antes ou não colocar serei reprovado no exame?? Espero que possa me orientar, pois a ideia de extrair dentes me preocupa.
    Desde já agradeço.

    • Olly, depende dos critérios utilizados pelos dentistas que vão examiná-lo. Eu acho que ter dentes tortos, em si, não descredencia você. Neste momento, eu acho melhor, então, nem colocar o aparelho… seria melhor passar pelo exame, antes.

  210. Boa noite, tudo bom? Uma dentista cogitou a possibilidade de que eu tivesse que extrair os quatro dentes do siso para poder corrigir a posição dos dentes, afinal tenho todos os dentes e eles não cabem perfeitamente na boca. Gostaria de saber quanto tempo após a extração dos dentes do siso posso colocar o aparelho. Se eu extrair os quatro ou dois dentes apenas, qual o período de recuperação e inicio de tratamento em média. Obrigado.

    • Oi Olly, tudo e você? Não há necessidade de aguardar a remoção dos sisos para começar o tratamento ortodôntico, isso pode ser feito até depois da instalação do aparelho. Mas se, por uma questão de comodidade, você preferir fazer uma coisa de cada vez, eu sugiro aguardar pelo menos 2 semanas, que é um tempo razoável pra que você se recupere bem do pós-operatório.

  211. ESTOU DESESPERADA, USO APARELHO HA QUATRO ANOS, MEU DENTISTA MANDOU EXTRAIR DOIS DENTES E JÁ SE PASSOU UM ANO ELE NÂO CONSEGUIU FECHAR O ESPAÇO, EU PERGUNTO PARA ELE PORQUE ESTA DEMORANDO TANTO, ELE ME RESPONDE QUE NAO SABE O QUE ESTA ACONTECENDO, O QUE EU FAÇO ? PROCURO OUTRO DENTISTA? FIQUEI MAIS PREOCUPADA QUANDO ELE ME FALOU QUE NAO IRIA COBRAR MAIS A MANUTENÇAO…

    • Pra algumas pessoas o fechamento dos espaços após extrações demora um pouco mais, mesmo, pois cada organismo se comporta de forma diferente. Não dá pra afirmar com base no seu relato que há algum problema ou impedimento para o fechamento desses espaços.

  212. Olá, doutora!

    Estou aqui de novo! Enfim, estou com dúvidas quanto ao tratamento, e ainda vou demorar para ver a minha dentista novamente. Tenho um problema parecido, quase igual ao do vídeo da postagem. Coloquei o aparelho há um mês, e sei que as coisas não acontecem num passe de mágica, mas gostaria de saber, mais ou menos, quando começam a aparecer os primeiros resultados? Ou seja, quando eles, ou ele, na verdade, começa a desentortar? Tenho 15 anos e há muito tempo não sorrio em público por causa dos dentes, e na escola fica beeem difícil esconder. Gostaria que me ajudasse, pois essa dúvida me mata! Vejo casos das outras pessoas onde tudo parece se resolver rápido demais, por Deus, como eu desejo que o meu seja assim também rsrs. Obrigado desde já!

    • Leo, vi aqui que você colocou o aparelho na metade de junho, então faz um mês e meio, mais ou menos. É BEM pouco tempo pra se ver grandes resultados. Eu apostaria que em 3 ou 4 meses, considerando que você tenha pouco apinhamento, já será possível ver bons resultados, pelo menos com relação ao alinhamento / nivelamento inicial dos dentes.

      • Mais um vez, obrigado! Estou bem esperançoso quanto aos resultados, ainda mais depois que entrei neste blog (http://evolucaoortodontica.blogspot.com.br) e vi os resultados (rápidos) da garota! E o caso dela se parece bastante com o meu, pelo menos em relação aos superiores da frente! Fiquei ESPANTADO com o resultado em apenas 2 meses, ainda mais ela que fazia, já desde o início manutenções mensais. Estou indo na dentista de quinze em quinze dias, e espero que os meus resultados apareçam tão rápidos quanto os da garota do blog! Abraço, doutora!

        • Tomara, Leo! Abraço!

  213. Boa tarde doutora, me tire essa duvida. Coloquei o aparelho fixo na parte de baixo dia 23/07 e desde esse dia estou sentido um formigamento na gengiva embaixo e já percebi que os dentes mudaram de posição, alguns, isso é normal? E esse formigamento vai passar em quanto tempo ? Desde já agradeço a atenção.

    • Maria Cirlania, o formigamento pode ser por causa da própria movimentação dos dentes, não deve ser nada com que você precise se preocupar. Em no máximo 1 semana essa sensação deve diminuir.

  214. Ola doutora, fiquei com aparelho fixo durante 4 anos, retirei o aparelho ha 4 meses e mesmo usando aparelho movel apenas meu canino da parte superior entortou, somente ele, o resto esta perfeito, sera que tenho que colocar aparelho fixo novamente?

    • Maicon, se você quiser corrigir esse canino, o jeito seria usar aparelho de volta, mesmo que por pouco tempo. Se não, não precisa.

  215. Eu tenho fotos de aparelho com meus dentes tortos, se você quiser me avise. Detalhe eles ainda estão bem feinhos.

    Beijos.

    • Ahauahauaha! Obrigada, Andressa :). A maioria das pessoas não tira fotos nessa fase, mesmo.

  216. Oi,
    É que eu instalei o aparelho ortodôntico há dois meses, já instalei a parte de baixo e a parte de cima… Só que hoje eu vou colocar o separador para dia 25/07 colocar a banda (anel), e eu estou com muito medo, pois tem amigas minhas que falam que dói muito mesmo! Os separadores doem? E o anel também dói? Por favor me responde, é urgente!
    Obrigada!

  217. Olá,
    Coloquei o aparelho e marcaram para colocar os espaçadores de borracha pra colocar os anéis. Ouvi dizer que a permanência desses espaçadores de borracha é muito dolorosa, então gostaria de saber quanto tempo eu terei que usá-los até colocar os anéis.

    • Mírian, pode incomodar um pouco sim, mas varia de pessoa para pessoa. Geralmente é necessário usar os separadores por pelo menos 2 dias.

  218. OLÁ DOUTORA, SERA QUE ESTOU SENDO ENGANADA… PORQUE NA CONSULTA DE MANUTENÇÃO DO MEU APARELHO EU SO SEI QUE ELES TROCAM AS BORRACHINHAS… NÃO SINTO APERTANDO NADA. OUTRA PERGUNTA, O FIO DE AÇO NAO TEM QUE SE TROCADO A CADA CONSULTA?

    • Rosana, não dá afirmar isso só pelo seu relato. Algumas pessoas não sentem nada nas consultas mensais no ortodontista… depende, também, do tipo de movimentação que está sendo feita nos seus dentes. O arco costuma ser trocado sim, mas depende do material dele… o de nitinol, por exemplo, é bastante elástico e pode ser usado por mais tempo.

  219. Olá Doutora!
    Achei o seu blog muito interessante, e queria dividir minha experiência com seus leitores.
    Uso aparelho fixo há 18 meses… 18 meses de dores, sofrimentos, boca machucada, mas também muitas alegrias, principalmente quando olho no espelho e vejo o meu sorriso metálico super alinhado.
    Neste blog http://evolucaoortodontica.blogspot.com.br/ está toda a evolução do meu tratamento, que fui registrando a cada manutenção.
    E uma dica para quem vai colocar, ou acabou de colocar o aparelho: sei que é um grande sofrimento, mas não desistam, pois o resultado compensa demais (=
    Até mais!!

    • Oi Thamy! Eu já conhecia o seu blog! Muito legal, uma iniciativa interessante, bom pra quem quer colocar aparelho e quer saber como funciona. Parabéns! Fica a dica aí então , pessoal… visitem o blog da Thamy! :)

  220. Boa noite doutora, gostaria de saber se quando começar a usar aquelas seringas de clareamento caseiro, durante as semanas que tá usando pode fazer limpeza e restaurações, e estes outros procedimentos normalmente ?? Ou é necessário acabar o clareamento para fazer ?

    • Brunna, a “limpeza” é melhor fazer antes. Quanto às restaurações, se forem de dentes da frente, só dá pra fazer depois que a cor dos dentes estabilizar, o que acontece pelo menos 2 semanas depois de terminado o clareamento. Se forem restaurações de dentes de trás, não há problema. Mas não se preocupe, seu dentista sabe disso e vai orientá-la a respeito.

  221. Gostaria de saber se e normal não doer apos colocar aparelho nos dentes, não sentir nada além de um leve desconforto nos primeiros dias, porém a dentista colocou o aparelho somente em dez dente de cima e 10 dez dentes de baixo, porque estes ficaram muito para frente e separados, devido mania. Informou que meus outros dentes estao corretos o posicionamento, e nem colocou anel, aliais nao sei para quer serve. Mas todos q tem dizem que colocaram e quando vão fazer a manutenção doi tudo de novo, não entendo…

    • Problema nenhum, Shirley. Cada pessoa sente de um jeito diferente, e não é a dor que determina se um tratamento está funcionando. Quanto aos “anéis” (as bandas), nem todo tratamento inclui o uso delas, depende da avaliação do dentista / ortodontista.

  222. Olha só, botei aparelho em uma clinica que fiquei 2 anos e pouco, entao resolvi ir até outro dentista mais perto de onde moro… achei outras coisas pra resolver alem de ter perdido o dinheiro gasto, e ter começado meu tratamento do zero. Mas sei que vai dar tudo certo e que vale a pena hehehehehe.

    Antes meus braquetes eram posicionados bem em baixo do dente, isso me incomodava. Agora esta no meio do dente, estou me sentido mto melhor esteticamente.

  223. Olá!
    Comecei o tratamento ortodôntico em março, após extrair os 4 sisos em janeiro. Bem, há duas semanas comecei a colocar o parafuso e a mola para começar a puxar meus últimos dentes superiores para trás, mas está doendo muuuuuuuuuuuuuuiiitttttoooooo, não consigo comer nada além de líquido! Isso é normal? O dentista falou que sim, mas eu ter que ficar sem comer por 5 meses já é demais né? Pois são 4 dentes que irei puxar para trás.
    Por favor, me ajuda pq não aguento mais!
    Agradeço!
    RK

    • Rebeka, é comum esse desconforto, sim. Mas ele é bem pior no começo, a tendência é a dor diminuir bastante, à medida que o dente vai se movimentando. Não serão 5 meses de dieta líquida, prometo. :)

  224. Olá doutora, acho que já comentei com a senhora em outro post que ao tirar o aparelho teve um dente, um que fica entre os centrais e os caninos, que ficou um pouco para fora após a ultima manutenção, mas a dentista tirou o aparelho assim mesmo. Dai quando perguntei a ela, ela disse que ia consertar com o uso do movel ? Será que isso acontece? Demora muito ??

    • Ana, se for uma movimentação bem sutil (imagino que seja), é possível, sim. E certamente é coisa rápida.

  225. Oi, tenho 16 anos e uso aparelho já faz uns 9 meses, já extrai 4 pré molares, dois deles ja foram puxados, nao chegou a tapar todo o “buraco” e entao paramos de puxar… Gostaria de saber se depois esses espeços vao ser fechados, eles nao me incomodam, mas pretendo ser dentista também e gostaria de ter um sorriso perfeito! *–* Beijos

    • Kath, certamente esses espaços serão fechados até o término do tratamento ortodôntico.

  226. Olá doutora! Vou colocar aparelho semana que vem, pois tenho que corrigir a minha mordida, e eu tenho os Incisivos Centrais um pouco separados, pouca coisa mesmo (coisa de 2mm separados um do outro, e isso me incomoda muito rsrs) e eu queria saber em quantos meses usando aparelho esse espaço se fecha. Vi relatos de gente com o mesmo problema e esses espaços serem fechados em um mês e meio, isso é verdade?
    Obrigada! :)

    • Taís, o fechamento do diastema (o nome desse espaço) costuma ser rápido, sim. A questão é que, pra fechá-lo, é preciso que todos os dentes já estejam mais ou menos alinhados, e tem-se que verificar que outros tipos de movimentações dentárias você precisa (fazer uma “lista de prioridades”, entende?). Portanto, depende do plano de tratamento que o seu ortodontista idealizou.

  227. Olá doutora, eu tenho mordida profunda e há 5 meses coloquei o aparelho fixo. O dentes superiores eram separados. Digo que eram pois os dois incisivos centrais já estão juntos porém os incisivos laterais ainda tem espaços, os caninos também. Minha dentista disse que apesar da mordida profunda meus dentes de trás (do primeiro pré molar adiante) se encaixam perfeitamente, e que talvez ficaria algum espaço depois do término do tratamento. É possível corrigir esse espaço?

    • Lu, se houver espaço sobrando entre os dentes anteriores, e considerando que os dentes posteriores estão bem posicionados, é possível que o aparelho, sozinho, não consiga fechar todos os espaços. Claro, depende do caso, sempre é possível “puxar” os dentes para trás pra diminuir esses espaços, mas até pra isso tem-se um limite. Caso realmente não seja possível apenas com o aparelho, esses espaços entre os dentes pode sem fechados com restaurações estéticas.

  228. Olá doutora! Coloquei aparelho recentemente e percebi que o fio entre os dois dentes da frente é mais grosso. Gostaria de saber porquê. Ah, e o meu aparelho é o fixo só q não tem borrachinha, não sei se isso tem alguma coisa a ver com o fato dessa parte do fio ser mais grosso.
    Obrigada!

    • Mayara, o fio ou arco costuma ter uma espessura só. Pode ser que seja algum dispositivo encaixado no fio (um protetor de arco, por exemplo) ou uma dobra no arco.

  229. Olá doutora, a minha pergunta também está um pouco fora de contexto do post, mas enfim. Uso aparelho há 4 anos e meio, mas minha dentista não quer tirá-lo pois fala que é melhor eu tirar os sisos antes. Porém, por questões pessoais, preciso retirá-lo agora, e gostaria de saber se mesmo eu usando a contenção rigorosamente os meus dentes voltariam a abrir (como era antes de eu usar o aparelho)… pois já li muitas pessoas falarem que mesmo tirando no tempo certo os dentes entortaram novamente. Obrigada.

    • Lorena, os sisos não interferem em nada, na minha opinião. Alguns dentistas acreditam que os sisos, ao nascerem, entortam os outros dentes, mas não há evidência científica disso (pelo contrário). No seu caso me parece haver até uma sobra de espaço (pois você fala em “os dentes voltarem a abrir”), então a possibilidade se aplica menos ainda. Em tese, usando uma contenção bem ajustada rigorosamente, os dentes não Vão entortar (não pelo menos enquanto a contenção estiver em uso).

  230. Olá, doutora Ana! Minha pergunta tá um pouco fora do contexto do post, mas foi onde eu encontrei um assunto mais próximo! Bom, há mais ou menos 1 ano retirei o aparelho fixo e passei a usar a contenção rigorosamente. Gostei do resultado, mas há 1 mês venho notando que os dois dentes centrais da arcada superior estão desnivelados, comprometendo a estética do meu sorriso :( É como se um dos dentes tivesse “descido”! Minha dentista desgastou um pouco a contenção e disse pra eu usá-la todas as noites e, aos poucos, diminuir o uso durante o dia. Isso vai resolver o meu problema?
    Tenho pesquisado e li sobre retração óssea e muitas outras coisas que estão me deixando preocupada! Obrigada pela atenção!

    • Amanda, provavelmente não. A contenção visa manter os dentes em posição estável depois do término do tratamento mas, quando os dentes saem dessa posição, dificilmente a contenção dá conta de fazê-los voltar pro lugar (até daria se você tivesse me dito que não usou a contenção, mas não é o caso).

      • Acho que vou ter que me conformar com meu sorriso estranho :s Obrigada mesmo, doutora! Um bom domingo pra senhora.

  231. Oi Doutora, eu de novo aqui, coloquei o aparelho e vou ficar mais ou menos 1 ano com ele até os dentes da frente se juntarem e arranjarem espaço pra puxar o que ainda não nasceu, não sei se expliquei direito, mas o que eu queria saber mesmo é quanto tempo demora pra eles se juntarem, coloquei ha 2 semanas e pesquisei na internet que tem gente que juntou em 10 dias, ou na primeira semana… Por favor, qual é o tempo mais ou menos que os dentes se juntam nos pacientes? Meus dentes são um pouco pra fora, a dentista disse que eles vão ter que ir um pouco pra tras, mas não tenho mordida cruzada e nem nada desse tipo, isso influencia no tempo pra juntar o dente?

    • Carol, o fechamento do espaço, em si, é rápido (coisa de 2 ou 3 meses, até menos, depende). Só que não dá pra fechá-lo sem que os dentes estejam pelo menos alinhados, por isso que às vezes demora um pouco mais.

  232. Muito obrigado, doutora!

    Entrei em contato com a minha dentista e expliquei a situação, e ela disse que posso trocar lá mesmo para o aparelho estético! Estou empolgado, mesmo sabendo que terei um gasto grande… Mas acho que estou fazendo a escolha certa. Muito obrigado por tudo. :)

    • Que bom, Leonardo, espero que dê tudo certo! Abraço! :)

  233. Boa noite, doutora!

    Então… Coloquei aparelho há 4 dias, e eu tenho um dente da frente superior torto. Enfim, tá feio! Estou pensando em desistir até por uma questão de autoestima mesmo. Queria saber em quanto tempo começa a aparecer os primeiros resultados? Digo, quando ele começa a realmente se desentortar? Sei que isso é relativo, que depende de cada pessoa, mas você poderia me dar uma base? Vi relatos de casos parecidos com o meu em que os dentes da pessoa já se desentortaram em 1 mês ou 2. Isso é verdade? É possível? Me dê uma esperança, por favor! Pois estou realmente pensando em tirar. Obrigado desde já!

    • Leonardo, havendo espaço, o alinhamento inicial dos dentes costuma ser rápido, sim. Às vezes no primeiro ou no segundo mês se vê resultado. O problema é quando não há nenhum espaço, aí o processo pode ser mais lento. Enfim, aguente firme! :)

    • Muito obrigado, doutora!

      Bom, ainda estou pensando se continuo ou não. Porque sei que o resultado será maravilhoso, mas o problema é que meus dentes são mais feios com aparelho do que sem. Pelo o que sei, ainda não tem espaço para o meu dente se encaixar, então demorará mais, certo? Meu caso é bem parecido com esse: http://www.oirs.com.br/blog/uploads/dentes-tortos.bmp

      Penso em abandonar o tratamento agora, e recomeçar daqui a algum tempo, pois no período em que estou o aparelho está só atrapalhando. De qualquer forma, muito obrigado!

      • É uma opção sua! Mas, na imagem que você me mostrou, tem espaço sim… os dentes estão lingualizados (inclinados para dentro) e, o simples fato de incliná-los pra fora cria o espaço para o alinhamento. “Segredinho” da ortodontia. ;)

        • Ah, sim! Então, uma outra opção que tenho é usar o estético… O que você acha? Aumentaria tanto assim o preço? Provavelmente teria que trocar de dentista, pois acho que a minha não trabalha com ele. Mas assim… eu pagarei 100,00 mensais no tratamento com o convencional… será que o estético aumentaria bem mais que isso?

          • Certamente ficaria mais caro, Leonardo. Imagino que pelo menos uns 50% (aparelho em porcelana ou safira).

  234. Oi Dra., tudo bem? Espero q sim. Bom, tenho uma duvida muito grande e preciso q vc me responda. Eu tenho 17 anos e tive q arrancar um dente e ficou um grande espaço, bom, com tudo isso eu tenho muita vergonha de sorrir e queria muito voltar a sorrir. Ja fui em muitos dentistas para saber se o aparelho fecharia este espaço, so q uns falam q com o aparelho vai fechar e outros falam q o aparelho nao fecha e tambem falam q devo usar protese, mas nao quero doutora. Me responda por favor se o aparelho podera fecha o espaço q ha em minha boca. Preciso voltar a sorrir. Obrigada pela atençao…

    • Gloria, faz tempo que você extraiu esse dente? Quanto mais recente for a extração, maior a chance do espaço se fechar com o uso de aparelho, porque ainda haveria osso suficiente na região pra “puxar” os dentes de trás (pra um dente “andar” no osso, é preciso que HAJA osso). Enfim, alguns dentistas são mais otimistas, outros mais pessimistas, mas, em tese, possibilidade há. A questão é: se você não tentar, nunca vai saber.

  235. Olá Drª, boa noite, li todas as postagens para esclarecer minhas duvidas, mas uma ainda ficou intrigada rs. Devido a um erro de um dentista ao fazer um “canal”, acabou deixando algumas agulhinhas e fechando, por isso depois de algum tempo foi preciso extrai-lo, até ai tudo bem, o tempo se passou, ñ importava muito com estética, cheguei a marcar um implante mas o medo de dentista falou mais alto, ha 7 meses minha dentista sugeriu procurar um orto, assim fiz para tentar fechar a falha q ficou do dente 14, então foi posto aparelho. Diga-me, vou conseguir aproxima-los ou não resolvi? Ah, estou usando um dispositivo no palato, tenho 33 anos, por favor Drª, esclareça isso, meu orto não e muito de papo. Bjinhos, desde já agradeço, bom descanso.

    • Jene, se houver osso suficiente na região de onde o dente foi extraído, certamente o espaço será fechado. Digo isso porque, pra que um dente seja movimentado, é necessário que haja osso na região pra onde ele “vai”.

      • Há espaço suficiente sim, Drª obrigada sinto-me aliviada. Bjinhos !!

  236. Ola Dra., eu estou com aparelho ha 12 anos, a minha mordida era afastada porém conforme o passar dos anos eu fui extraindo os dentes do siso e de acordo com o dentista eu teria que ficar mais um pouco, só que o tempo passou e a mordida não está totalmente corrigida, principalmente do lado esquerdo. Gostaria de saber se é normal está demora? Pois logo logo completa 13 anos de uso.

    • Jennifer, não sei exatamente que tipo de problema de mordida você tinha / tem, mas 12 anos de tratamento ortodôntico é um tempo bem fora do padrão.

  237. Oi Dra!

    Tenho 30 nos e coloquei aparelho auto ligado estético ontem, tenho mordida aberta classe II com um pouquinho de overjet, sei que depende de vários fatores, mas… gostaria de saber em quanto tempo vou perceber diferença no alinhamento dos dentes, não acho feio aparelho quando os dentes ja estão mais alinhadinhos, porém quando ta torto fica feio demais rs, principalmente com overjet.

    • Kaka, o alinhamento inicial dos dentes, quando não há muito apinhamento, costuma ser relativamente rápido… coisa de uns 6 meses.

      • Mas para corrigir mordida aberta é necessário o uso dos elásticos, não é? Porque a dentista disse que só vai colocar na parte inferior daqui 4 meses, como vai alinhar sem eles?

        • Geralmente sim, Kaka. Mas tem a hora certa de usar os elásticos, primeiro é preciso alinhar os dentes e, também, que você esteja usando um calibre específico de arco. Cada problema é corrigido de uma vez.

  238. Coloquei aparelho fixo hoje nos dentes de baixo, estou usando o de ceu da boca tambem, meus dentes de baixo onde foi posto o aparelho sao meio tortos e o aparelho fico torto, vai demora quanto tempo para arrumar e o aparelho ficar alinhado?

    • Rayane, é assim mesmo. A colagem dos bráquetes acompanha o posicionamento dos dentes, então: dentes tortos –> “aparelho torto”. O tempo pra isso se resolver depende de quanto apinhamento dentário você tem. Se for pouco, é questão de alguns meses.

  239. Ola doutora… usei aparelho por 2 anos e meio, ontem o dentista tirou o fixo e colocou o movel… mas hj à tarde observei que meus dois dentes da frente na parte superior, está com uma pequena falha e um dos dentes desceu um pouco, não está alinhado com o outro… eu não entendi pq… pois no dia em tirou o fixo ele tava bem certinho… tem como arrumar isso, sendo que eu ja tirei o fixo????
    To pensando em ir no dentista para ele ver e tentar dar um jeito… sera que tem jeito, doutora?

    • Diane, isso, procure seu dentista e mostre o problema pra ele. Alguns resultados obtidos no tratamento ortodôntico são mais instáveis, tem alguns dentes que “teimam” em se movimentar após a remoção do aparelho fixo, digamos assim. Enfim, é preciso avaliar pra ver se existe alguma solução que não exija a reinstalação do aparelho fixo.

  240. Bom, eu vou em uma clinica dentaria, só que la tem 3 dentistas, toda vez q chego la sou atendido por um, nunca é o mesmo, isso é correto ??? Acho que deveria um dentista só, não acha, cada um tem um tipo de fazer o tratamento !!! Queria saber se é correto, eu queria sair, mas la eles cobram multa e é muito caro !

    • João, eu concordo com você: acho que o sempre o mesmo dentista (para o mesmo tipo de tratamento) deveria atender o paciente, salvo em alguma situação eventual. Não dá pra dizer que é errado, já que o seu tratamento está sendo realizado, mas realmente fica difícil de estabelecer uma relação de confiança entre dentista e paciente desse jeito.

  241. Olá Dra.
    Estou com o aparelho ortodontico fixo (com bráquetes) desde novembro, meus dentes são separados, e dois deles entortaram por causa de um cisto que eu tive e que removi com cirurgia… (bem antes de colocar o aparelho).
    O aparelho está juntando os dentes, estou satisfeita, que apesar de não serem feios separados, como eram eu tinha vergonha do meu canino superior e um dente do lado dele serem tortos, o que ja consertou também.
    Mas depois que juntou os dentes inferiores eu percebi que minha gengiva ficou inchada, pois antes ela tinha espaço, agora não tem…
    Não está doendo, mas sim incomodando, sei que a gengiva também se molda com o tempo, mas quanto tempo devo ficar com ela assim, ficou esquisito, pois ela cobre metade dos meus dentes inferiores. To fazendo manutenção de 15 em 15 dias.
    E já ouvi casos que é necessário cirurgia…
    Me responda, por favor?!

    • Bianca, esse tipo de inchaço na gengiva (hiperplasia) é geralmente causado pela presença constante de placa bacteriana, o que cria uma inflamação que leva ao problema. Sugiro que você capriche na escovação e no uso do fio dental pra diminuir o inchaço. Se mesmo assim ainda ficar gengiva sobrando, será preciso cururgia pra remover o excesso. Converse com o seu dentista sobre isso. Veja esse texto a respeito: http://medodedentista.com.br/2012/07/hiperplasia-gengival-por-que-a-gengiva-cresce.html

  242. Dra. outra duvida, é por que todas as vezes eu faço manutenção meus dentes doem tanto?

    • Porque são aplicadas forças novas aos seus dentes, e eles começam a se movimentar de acordo com essas forças. Isso pode criar certo desconforto nas primeiras horas (às vezes dias) após a consulta.

  243. Oi, eu uso aparelho ha algum tempo, ha 3 anos exatamente, minha dentista disse que é necessário eu fazer um cirurgia para a remoção do freio, aquela pequena veia que liga os dois dentes da frente à boca, pq ela disse que esse tal freio atravessa meus dois dentes da frente e talz… e ela disse que se eu não fizer a remoção dele, meus dois dentes da frente, onde está ligado o tal freio, nunca irao se juntar… é necessária mesmo essa remoção?

    • Mario, não é que os dentes não vão se juntar, mas, ao remover o aparelho, a tendência deles é de se separarem de volta se o freio labial for muito “baixo” e/ou desenvolvido.

  244. Oi Ana, estou esperando pra colocar aparelho logo porque não gosto dos meus dentes, os 2 da frente são separados, na parte de cima dos dentes ainda tem um dente que não caiu, e certamente o que esta na raiz vai precisar ser puxado pela dentista, gostaria de saber se vai doer muito isso? Porque tenho 15 anos e morro de medo, quanto ao dente separado minha dentista disse que o meu freio é muito grande, isso quer dizer que vai demorar mais pra eles se juntarem? Ou quanto tempo mais ou menos eles se juntam? Só essas duas coisas são erradas nos meus dentes, ela disse que eu tenho a mordida certinha… NEM COLOQUEI O APARELHO E JÁ QUERO TIRAR SOS

    • Carol, deixa eu ver se entendi: você tem um dente de leite e o permanente ainda está dentro da gengiva, certo? Aos 15 anos é possível que esse dente não nasça mais sozinho e, nesse caso, seria preciso fazer um tracionamento (leia sobre isso aqui: http://medodedentista.com.br/2013/04/tracionamento-de-caninos-impactados.html ). Quanto ao diastema (nome do espaço que você tem entre os dentes da frente), o fechamento não costuma ser demorado, coisa de alguns meses (depende de quão desalinhados os seus dentes são, também). Se dói? Não necessariamente. Após cada consulta mensal pode haver certo desconforto, mas é passageiro e nada insuportável.

  245. Estava com aparelho ondontologico ia fazer 2 anos em agosto e não via resutado, só tinha o aparelho de cima, todo mes ia e a doutora só trocava a liguinha, não vou negar, meu dente era bem torto e que melhorou, só que estão tortos, pedi pra doutora tirar o aparelho que não tava vendo resultado, ela fez eu assinar um termo de responsabilidade e falou pra eu procurar outro dentista pra colocar o aparelho e o que vc acha, me responde, bjos

    • Isabeli, o que eu acho sobre o quê? Se você deve colocar aparelho de volta? Se você estiver disposta e ainda quiser alinhar seus dentes (porque você diz que seus dentes ainda estão tortos), sim.

  246. Olá, eu de novo doutora :D
    Eu coloquei os tais espaçadores… mas o que leio na internet é que ficam no maximo uma semana, e eu terei de ficar um mes Oo
    E meu dentista disse q n usara banda, usara outra coisa mas n disse o que… o meu segundo molar é COMPLETAMENTE torto para dentro da arcada…, vc tem noçao do que se passa na cabeça do meu dentista ? ^^’

    • Claudia, os separadores geralmente precisam ficar apenas por alguns dias, de forma a permitir a introdução da banda no dente em questão. Se seu dentista não vai colocar bandas, em si, imagino que seja algum tipo de dispositivo que use bandas, uma barra palatina, por exemplo.

      • E que trem é esse?? Oo

        • Então… eu não sei se é isso, porque depende do que seu ortodontista está planejando. A barra transpalatina é isso aqui: http://bit.ly/12ubQSi

  247. Oi, Dra!
    Me ajuda, por favor! Tenho exatamente o mesmo problema que o vídeo (um dente da frente, parte de cima, virado), mas todos os outros são normais. Também tenho algum espaço entre os dentes próximos aos caninos e os molares (alguns dá até para colocar a língua ou um palito de dente). Gostaria de saber se precisarei arrancar algum dente ou abrir o palato. E normalmente é quanto tempo de tratamento? Outra coisa: aparelhos do tipo “invisalign” podem resolver o meu problema? É que já tenho 29 anos e não gosto muito dos de ferro. Aguardo resposta! Muito obrigada! Desculpe por perguntar tanta coisa, mas não quero chegar ao dentista sem saber nada sobre o assunto.

    • Jaqueline, se você têm espaços entre os dentes, provavelmente não é o caso de ter que fazer extrações. O uso de um disjuntor, se o problema for só de espaço (e não de mordida cruzada, por exemplo), não se aplicaria. Mas não posso dizer ao certo, seria preciso avaliar você. O tempo de tratamento varia, mas a maioria dos tratamentos ortodônticos leva em torno de 2 anos. O Invisalign pode ser uma opção, e existem, também, os aparelhos fixos estéticos (porcelana e safira). Procure um dentista / ortodontista pra avaliar!

  248. Ola Dra., passei no dentista para avaliar meus dentes, ele só fez uma limpeza, disse que meus dentes estavam bons e a cada 6 meses passa-se para avaliar, certo, eu tenho 2 dentes de baixo um poucos tortos, tipo entrando atrás do outro, coisa pequena, dai perguntei a ele se era necessário o aparelho, ele disse que no meu caso não precisaria porque era pouca coisa, e se colocasse eu iria me sentir incomodado por pouca coisa, ele disse se ficarem mais tortos ele recomendaria, dai eu pergunto, meus dentes são pouquíssimo tortos, vale a pena investir agora ou fazer igual o Dr. disse e aguardar mais porque não tem necessidade?

    • Adriano, eu acho que, nesse caso, vai muito da sua disposição em se submeter a um tratamento ortodôntico. Você tem pouca coisa a ser corrigida e não apresenta nenhum sintoma importante, então se você não corrigir, provavelmente não haverá consequências. Mas se você estiver incomodado com a parte estética, isso, em si, já é um motivo pra usar aparelho. Enfim: a decisão é sua. :)

  249. Usei aparelho, meus dentes ficaram certinhos, porém ficaram muito pequenos. Estou com vergonha de sorrir porque só aparece a gengiva. Há conserto para isso?

    • Mayara, seria bom que um dentista especialista em estética examinasse você. Sorrisos gengivais podem ser corrigidos até com aplicação de botox, dependendo do caso. É preciso avaliar.

  250. Bom dia, Dra Ana. Entao, passei com minha dentista, ela fez manutençao do aparelho como tds os meses, so que ela pegou, nao sei dizer nome mas vc como dentista sabera me dizer, bem, ela pegou tipo um fio branco, parecia ate fio dental, mediu entre boca e meu queixo ou em cima do nariz até minha boca, estava me parecendo que ela estava tirando medidas. Dra., para que serve esse procedimento que ela tomou, isso é normal? Qual significado disso, agradeço desde ja sua atençao, abrç. Ah desde ja quero te desejar FELIZ DIA DAS MAES, QUE DEUS TE ABENCOE SEMPRE RS

    • Heranice, ela estava medindo você, mesmo! Provavelmente ela queria ter uma noção melhor das proporções do seu rosto, pra planejar o tratamento. E obrigada (pra você também, caso se aplique ;)).

  251. Bom dia, dra! Obrigada por responder minhas perguntas, fk muito agradecida. Bem dra, p q o aparelho so foi instalado nos 6 dentes da arcada de cima da frente e nos molares nao? Normal nao instalar aparelho em tds os dentes da arcada de cima da boca? Ou pq possa ter tido algum motivo para dentista nao instalar td aparelho?

    • Sim, pode ter havido algum motivo pra que a dentista não instalasse o aparelho nos outros dentes. Ou porque ela não pretende movimentar esses dentes agora, ou porque você vai usar algum outro tipo de dispositivo… depende. Taí uma dúvida que só a sua dentista pode responder com certeza.

  252. BOM DIA DRA ANA TBM?? Entao Dra., gostaria que vc tirasse algumas duvidas que tenho, bem, estou usando aparelho fixo na parte de cima dos dentes ha 3 meses, so que minha dentista nao colocou em tds os dentes, digo, nos molares, perdi dois dentes do lado esquerdo, lado direito um na frente, ela colocou aparelho apenas em 6 dentes de cima, entre esses dois dentes de cima tanto lado esquerdo como direito houve uma abertura. Ontem tive retorno, depois de 1 mes ela colocou tanto no lado direito como esquerdo esse elastico na cor prata, ele é diferente, parece uma corrente, nao sei o nome direito isso, doi pacas dra, sinto ate dor cabeça, so que ontem msm depois da colocaçao desse elastico percebi que houve uma abertura de espaço do lado do dente maior da frente, isso é normal?? Geralmente quanto tempo fico usando esse elastico abençoado?? Entao dra, na parte de baixo ela ainda nao colocou aparelho pq disse que tem alguns dentes de cima que ao sorrir cobrem os de baixo, pode quebrar brackets, ela disse tbm que vou ter que usar uma placa no ceu da boca que vai atrapalhar a minha fala, que tipo placa é essa?? Eu tenho 42 anos. Outra, dra, percebi que tenho acordado meio que assustada no meio da noite respirando pela boca, com ela bem aberta, tenho babado muito, isso quando nao acordo com aquela forte pressao apertando dentes de cima na parte de baixo, mas por dentro dos labios, que as vezes fk marca dos dentes maiores da frente, pq isso esta acontecendo dra ANA? Desculpa tantas perguntas, mas preciso sua ajuda , abrç obrigada pela atençao.

    • Heranice, é esperado, sim, que abram-se espaços e até que alguns dentes pareçam mais tortos nessa primeira fase de uso do aparelho, quando os dentes são alinhados. Mas isso vai se corrigir aos poucos. O tempo de uso do elástico varia muito, depende do plano de tratamento que a sua dentista idealizou. A “placa” a que você se refere é algum dispositivo que será usado na movimentação dos seus dentes, pode ser uma barra, um disjuntor, um levante… pode ser um monte de coisas. Pela sua descrição, você pode estar sofrendo de bruxismo (hábito de ranger os dentes), mesmo que passageiro. O ideal é que você leve as suas perguntas mais específicas para a sua dentista, que conhece o seu caso e o seu plano de tratamento, ela certamente vai explicar o que pretende.

  253. Olá Dra., meu dentista colocou aparelho na parte da frente até os caninos, dai ele colocou os tais de separadores de molar e disse que tenho que ficar 1 mês com os separadores, faz 4 dias que coloquei o aparelho, e outra coisa, eu nem fiz a panoramica ainda! Não vou aguentar ficar todo esse tempo com o separador… Vou morrer de fome rsrsr. Obrigada.

    • Vanessa, precisar não precisa, 2 ou 3 dias são suficientes pra separar os dentes da banda. A questão aí deve ser de agenda.

  254. Olá de novo, Ana!
    Minha dúvida de hoje é sobre os “temidos” e dolorosos separadores: pelo que eu entendi, eles são usados para abrir um pequeno espaço na gengiva, para que os dentes fiquem na posição certa quando forem alinhados, não é? Todo mundo que usa aparelho precisará usar separador? Pergunto isso porque na minha ‘arcada inferior’ faltam os dois primeiros molares permanentes (um de cada lado). O espaço desses dentes subtraídos não “conta”?!

    • Na verdade, os separadores servem pra criar espaço para as bandas serem encaixadas, senão elas não entram. Nem todo mundo que usa aparelho usa bandas, e nem todo mundo que usa bandas precisa usar os separadores, só se os dentes que vão receber as bandas forem bem juntinhos com os do lado. Na falta dos primeiros molares, as bandas costumam ser colocadas nos segundos molares.

  255. Minha dentista colou meu aparelho na parte de baixo da boca, muito rente a minha gengiva, sinto muita dor e quando encosto os dentes de cima em baixo meus dentes de baixo estao muito moles e sinto muita dor, é normal os braquetes estarem rentes a gengiva ? Se tiver errado, quais os danos que pode causar ? Obrigada.

    • Tamara, tem um lugar certo pra se colar os bráquetes. Ou a sua gengiva “cresceu” por causa de uma gengivite e está mais próxima dos bráquetes ou a sua dentista colou os bráquetes, de propósito, um pouco mais pra baixo, porque pretende que os seus dentes venham para cima (no caso de você ter uma mordida aberta, por exemplo). Converse com ela a respeito, até pra que ela possa explicar pra você o que pretende.

  256. Oi dra., eu estou usando aparelho ha dois meses, nestes 2 meses q fui la fazer manutencao o dentista me falou q vai ter q extrair um dente da frente, incisivo central, pq meus dentes de baixo sao um pouco tortos e nao esta tendo espaco, ele ja fez desgaste e nada de voltar, gostaria de saber se está certo ele querer extrair esse dente, por favor, me ajude!

    • Renata, esse tipo de extração, quando há apinhamento de dentes anteriores inferiores, é relativamente comum. Depende também do seu perfil facial, mas em princípio é isso aí mesmo. :)

  257. Ola Dra., tenho trinta anos, estou com aparelho há 02 anos, cheguei a tirar o inferior mas foi recolocado pois ficaram uns espaços nos dentes da frente que não gostei. Nessa recolocação meu dentista deixou os segundo pre-molares sem braquetes e apos uma manutenção ele afundaram na gengiva, ficando menores que os vizinho. Ele disse que ia subir (ja faz 02 meses) mas ate agora nada, ha solução para isso? Obrigada.

    • Paula, certamente há solução. É questão de realinhar os dentes, mas pra isso terão que ser colados bráquetes nos pré-molares também.

  258. Olá Dra. Já faz 2 meses que coloquei o aparelho e meu incisivo central inferior é torto, só que agora parece que ele ta “subindo”, tipo está mais alto que os outros dentes e assim fica uma “ponta”, pois o dente do lado está mais embaixo. É normal? Obrigada.

    • Giovanna, depende. Existe um lugar certo para o bráquete ser colado e, se ele estiver colado no lugar certo, essa “diferença” entre os dentes da frente é resultado de algum desgaste. Se o bráquete não estiver no lugar certo (nesse caso, colado um pouco mais para baixo), a tendência é do dente ficar mais pra cima que os demais. Se isso não for proposital (por causa de alguma movimentação específica que o seu dentista esteja fazendo), basta recolar. Chame a atenção dele para o fato na próxima consulta.

  259. Olá!
    Bom, meu caso é bem parecido com o da foto postada. Minha presa de leite caiu com a idade normal, porém nasceu quando eu tinha 15 anos, com isso não tinha mais espaço pra ela, e ela nasceu pra dentro. Minha dentista arrancou os 2 pre molares, um de cada lado, e agora esta tentando colocar a presa pra fora. Ela colocou uma bolinha, não um bráquete, e esta puxando a presa com aquele elástico que é inteiro, com vários buraquinhos, o elástico esta preso na presa e no molar que tem a banda, e este e o molar ao lado estão extremamente moles, e minha gengiva esta inchada por dentro. Tenho medo de perder o dente que esta mole… Isso pode acontecer?

    • Thay, poder, pode. Mas eu acho que a sua dentista não vai deixar isso acontecer… ela certamente está “de olho”. De qualquer forma, é importante que você chame a atenção dela na próxima consulta para o fato do seu dente estar mole, assim ela pode avaliar e, se for preciso, até parar de usar esse dente para “puxar” o canino.

  260. Boa noite Dra. Ana Tokus
    Uso aparelho fixo há mais de 1 ano. Faço a manutenção de quinze em quinze dias mas não vejo muito resultado, minha dentista não força o arco q fica dentro do slot do braquete. Ela apenas faz a troca das borrachinhas. Será que somente esse procedimento é suficiente para a movimentação dos dentes??

    • Dulcineia, difícil dizer sem examinar você. Mas muitas vezes, dependendo da movimentação que o dentista pretende, o paciente não consegue enxergar o que está sendo feito, mesmo. Nesse caso, o ideal é perguntar pra ele. Converse com a sua dentista, peça que ela explique o que está fazendo. Quanto à força aplicada, a movimentação ortodôntica trabalha com forças sutis mesmo, a ideia não é “puxar com força” (até porque isso poderia até prejudicar o dente).

  261. Queria saber se e normal quando a dentista coloca os braquetes, dependendo do caso, ele não fica no centro do dente, mas sim mais pra ponta ? Pois no meu caso os braquetes foram colocados mais na ponta, achei meio estranho.

  262. Quando eu tava comendo parece que o fio foi pra frente junto com os braquete e formou uma curva pra frente encostando nos meu lábios. E pior, parece que o fio entortado gerou força para o dente do lado e tá doendo mt :/

    Tentei ligar no dentista e ninguém atende, é aconselhável tirar o fio com alicate caseiro ??

    • Arthur, eu não diria que é aconselhável, mas dada a situação, talvez seja melhor. O fio torto está aplicando uma força indesejada ao seu dente (o que explica a dor que você sente).

  263. Eu acho q aparelho fica muito lindo nas pessoas… mas infelizmente meus dentes sao certinhos, mas eu quero colocar aparelho… sera q posso colocar??

    • Geovana, tudo é questão de procurar um dentista / ortodontista pra avaliar. Totalmente certinhos os nossos dentes dificilmente são… quem sabe ao avaliar você, o ortodontista identifique algum problema que possa beneficiar você ao ser corrigido. Aí seria “unir o útil ao agradável”. ;)

  264. Olá doutora, tenho uma duvida igual da Mari ali de cima. Coloquei meu aparelho ha algumas semanas atras, e conforme eu falo minha boca esta meio torta não sei se é por causa da dificuldade de falar por causa do aparelho ou uma coisa minha. Pode me ajudar? Obg.

    • Ariane, provavelmente o aparelho mexeu com a sua mordida… então ela pode estar “torta” mesmo. Mas isso é algo transitório e que pode acontecer em algumas fases do tratamento ortodôntico.

  265. Ufaa :) tranquila agora!!
    Muito obrigada! :)
    Satisfeita com a rapidez das respostas.

    • :)

  266. Dra, fiquei assustada, “bem assustada”, quando li logo acima que a extração dos dentequeros, acho que é assim q se escreve, rsrs muda o rosto? Meu Deus vai ficar feio? Porque vou ter que fazer a extração de 2 superiores que sairam e 2 inferiores (esses só deu para ver na panorâmica), e esses serão com cirurgia, tô com medo agora.

    • Não Ary, os sisos (terceiros molares, os “queiros”) não mudam o rosto ao serem extraídos. No comentário da moça que você leu ela falava dos pré-molares, esses sim podem alterar o perfil facial ao serem extraídos.

  267. Oi dra. Boa tarde, bom, meu caso é o seguinte: faz um mês que coloquei o aparelho superior e amanhã colocarei o inferior, minha dentista disse que precisarei usar o Hyrax e que eu tbm tenho um pouquinho de mordida aberta. Meu problema é que meus dentes da frente são um pouco tortos e tenho um pouco de perda ossea justamente nesses dentes, ela disse que precisará fazer alguns procedimentos por causa dessa perda, até mesmo tirar um pouquinho do lado do dente para ele ficar bem juntinho e usar resina, será que ficará bom? E os de baixo apinhados, será que ficarei bastante tempo com o aparelho fixo? Será que em quanto tempo meus dentes ficarão alinhados, não vejo a hora deles ficarem perfeitinhos.
    Obrigada.

    • Ary, difícil dizer se ficará bom apenas com base na sua descrição, mas creio que a sua dentista deve ter pensado nisso quando sugeriu esse tipo de tratamento. O stripping (esse desgaste nas laterais do dente, que você descreve) é algo muito usado na ortodontia. O tempo de tratamento varia, mas apinhamentos, quando há espaço suficiente pra alinhar os dentes, não costumam demorar muito pra serem resolvidos.

      • Muito atenciosa!! Obrigada. :)
        É verdade que o hyrax dá um avanço bem grande no tratamento? Será que nesses seis meses ou 4 notarei bem esse avanço?

        • Por nada :). O Hyrax cria espaço no arco dentário, então acaba possibilitando que o alinhamento dos dentes seja mais rápido, mesmo. E sim, você certamente vai notar a diferença.

  268. Depois de um ano com aparelho, descobri que tinha uma raiz de um dente q foi extraído ha mais de vinte anos, e não foi visto antes de colocar o aparelho pelos exames panorâmicos, enfim, agora através de uma periapical meu dentista, procurando um problema no lado direito, descobriu essa raiz do lado esquerdo, que estava entortando o ultimo dente por cima, fizemos a cirurgia e tiramos a raiz, até ai tudo bem, só que o dente que estávamos investigando do lado direito (17), estava partido em bandas e foi preciso extrair, não teve com salvar, pois abriu totalmente em bandas, fizemos a extração e saiu até um pedaço da placa óssea, e estou sentindo um dente inferior na direção do que foi partido latejando como cárie e não está cariado, minha pergunta é: será que por causa da força do aparelho tentando puxar o dente que estava depois da raiz pode ter provocado essa quebra do outro lado, e o de baixo pode também está acontecendo a mesma coisa?

    • Certamente não, Iara. A força usada na movimentação ortodôntica (embora pareça grande para o paciente) é muito suave. Não seria suficiente, em si, pra partir um dente ao meio. A não ser que esse dente já estivesse trincado antes da instalação do aparelho mas, mesmo assim, acho muito improvável.

  269. Muito obrigado, Ana Tokus… Parabéns.

    • Por nada, Jota. Fico feliz em ajudar. :)

  270. Boa noite, gostaria de saber o tipo de aparelho que preciso usar, pois algum dos meus dentes inferiores estão com bastante espaços (abertos) entre eles ? O que devo fazer ? Obrigado.

    • Jota, certamente é caso pra aparelho fixo. Procure um ortodontista pra avaliar.

  271. Coloquei aparelho há cerca de dois meses, e percebi que meu dente da frente está entortando para dentro… isso é normal ? O que devo fazer ?

    • Adriely, muitas vezes, depois de colocado o aparelho, os dentes parecem “entortar” mais em vez de serem corrigidos. Isso é normal, pois precisam ser respeitadas todas as fases do tratamento. O importante é que, no final, os dentes serão corrigidos, tanto do ponto de vista funcional quanto estético. Não há nada que você possa fazer no momento.

  272. Eu tenho o ceu da boca profundo e a mordida cruzada, vou precisar usar o hirax, eu vou me adaptar com ele e conseguir falar direito? É vdd q preciso ficar com ele 4 meses ou tem um tempo pra casa caso ?

    • Guilherme, certamente você vai se adaptar. Sim, é preciso ficar com o Hyrax por alguns meses, mesmo sem ativar, pra que os seus ossos se estabilizem na nova posição. 4 meses é um período razoável.

  273. Obrigada por responder Dra. É sempre bom uma segunda opinião…

  274. COLOQUEI APARELHO HÁ 5 DIAS E UM DOS MEUS DENTES ESTÁ ESCURECENDO, SOMENTE UM DELES, E ESTE DENTE TEM CANAL, O QUE PODERIA SER ? TEM UMA PESSOA (LEIGA) QUE DISSE QUE JA PERDI MEU DENTE PORQUE ISSO É INFILTRAÇÃO, SERÁ QUE É ISSO MESMO ? ESTOU APAVORADA, É UM DENTE DA FRENTE, SOCORRO ANA ME AJUDE, ESTOU CHORANDO O TEMPO TODO, ME RESPONDA URGENTE TE PEÇO ENCARECIDAMENTE.

    • De forma alguma, Rosa. O escurecimento de um dente com canal tratado é algo relativamente comum, e não tem nada a ver com infiltração. E mesmo se fosse o caso, isso não condenaria o seu dente. Pode ficar tranquila. Na próxima consulta, peça para o seu dentista pra examinar, assim você tira a “cisma”.

  275. Oi Dra., parabéns pelos esclarecimentos neste blog. Meus dentes não são tortos, mas têm diastemas entre os dentes de cima, tenho mordida profunda, os dentes superiores cobrem os inferiores. Há 10 meses coloquei aparelho (aquele de cerâmica) na parte superior, e há 6 meses, após a mordida ter dado uma erguida, o dentista colocou o aparelho na parte de baixo. Porém, nestes últimos 4 meses não houve mais nenhuma mudança em meus dentes, tanto na parte inferior quanto na superior. Perguntei ao dentista e ele diz p/ eu ter paciência. Faço a manutenção uma vez por mês, e também uso aquele elástico que liga o último dente inferior ao canino superior. No começo percebia alguma mudança a cada mês, mas nos últimos 4 meses nada mais. Não entendo, será que é normal?

    • Juliana, é assim mesmo, fique tranquila. No começo do tratamento vem a fase de alinhamento e nivelamento dos dentes, e aí é fácil para o paciente enxergar o que o dentista está fazendo ( = desentortando dentes). Mas à medida que o tratamento progride e se começa a trabalhar na mordida, em si, a impressão é que mês após mês só se “troca borrachinhas”, não é ;)?! Mas pode acreditar, seu dentista está trabalhando… é que não dá pra ter pressa, tudo tem seu tempo e ele depende, também, da resposta do seu organismo ao tratamento.

  276. Meus dentes frontais são meio separados, mais conhecido como “diastema”, queria saber quanto tempo leva para eles ficarem corretos (juntos) e se o aparelho esta trabalhando a todo momento ? Puxando de pouco em pouco ou na hora que eles colocam ele puxa no maximo e apenas segura para fixar?!. Obg

    • Mateus, depende do tamanho do diastema e do alinhamento inicial dos seus dentes. Se os seus dentes já estão “mais ou menos” alinhados, o fechamento, em si, é rápido… coisa de 3 ou 4 meses. E o aparelho trabalha a todo momento, sim, não só quando é ajustado.

  277. Olá Dra. Ana!
    Preciso de uma ajuda sua, se for possivel poderia responder para meu e-mail? Dra., tirei meu aparelho faz um ano. O Dr. na epoca me extraiu 4 dentes, dois superiores e dois inferiores. O problema é que ele não me explicou que teria influencia depois na estética do meu rosto, Dra. Ana fiquei com a parte da minha boca pra dentro, não sei explicar direito, mas parece que a minha boca foi para tras, meu marido diz que fiquei diferente, que envelheci uns 10 anos, minha mãe ficou chocada pq eu tinha um sorriso largo e agora alem de não parecer muito ele ficou para tras, como se ele tivesse sido empurrado para tras. Agora vivo nesse trauma, sem conseguir sorrir para ninguem, Dra. por favor me ajude, tem alguma maneira de eu reverter isso? Colocar o aparelho novamente e tentar puxar a dentição mais pra frente, será que é possivel? Minha autoestima ta muito baixa…:´(
    Obrigada Dra. Ana pela atenção!

    • Soraya, realmente, a extração de dentes por motivos ortodônticos pode interferir diretamente no perfil facial. Mas agora que já está feito, é muito difícil de reverter. Talvez só com cirurgia ortognática.

      • Obrigado Drª Ana pela atenção! A Drª Faz esse tipo de cirurgia? Ou indica algum profissional nessa área! Um Abraço Drª!

        • Não, esse tipo de cirurgia é feito somente por dentistas especialistas em cirurgia bucomaxilofacial. Conheço alguns colegas que são especialistas na área, mas depende, também, da cidade que você mora (e sou de Curitiba).

  278. Depois de colocar o aparelho é normal perder a sensibilidade na lingua ou alguma coisa a mais aconteceu? Ao comer não sinto mais o sabor dos alimentos. Estou achando super estranho. É como se a lingua estivesse dormente.

    • Ellen, as duas coisas não costumam ter relação. Você está usando só o aparelho fixo ou algum outro que vai no céu da boca?

  279. Coloquei mola no aparelho em baixo. Quanto tempo noto diferença em meus dentes usando essa mola?

    • Gabriele, depende do caso. Muitas vezes dá pra perceber a diferença de um mês para o outro.

  280. Olá Dra. Ana, comecei o tratamento ortodôntico há mais ou menos um mês, e o meu problema na parte superior dos dentes é o mesmo da foto do início do site, ou seja, o dente entre o canino e o principal da frente está encavalado, pra trás, só que após o uso de aparelho parece que meus dentes ficaram mais tortos, principalmente o dentão da frente, o mesmo subiu de uma maneira visível, deixando os demais tortos também, enfim acho que está piorando, além de eu estar com o dente (o que está encavalado) muito mole, tanto é que o dentista o isolou para não forçá-lo mais.

    A questão é, isso é normal? Ou estou sendo enganada pelo meu dentista, não sei porque, mas não confio no consultório que escolhi para tratar dos meus dentes.

    Na última consulta o dentista colocou uma “mola” (não sei o nome) para abrir espaço… Este não deveria ser o primeiro procedimento? Agora estou com mais dentes tortos do que antes.

    • Amanda, não vejo problema algum na conduta do seu dentista. Em algumas fases do tratamento ortodôntico os dentes vão parecer mais tortos do que antes, isso é bem comum. Mas pode ficar tranquila, faz parte do processo, e tudo será corrigido posteriormente. Quanto à mola, é preciso um certo alinhamento dos dentes e um arco mais calibroso pra poder usá-la, então nem sempre dá pra instalá-la já de início. MAS, eu acho essencial que você confie no profissional que atende você. Se você não confia, talvez seja o caso de trocar (embora, do meu ponto de vista, tudo ok!).

      • Mais uma vez você me tranquilizou, muito obrigada por sempre responder minhas perguntas rapidamente, e de uma maneira bem compreensível. E digo que esse é o melhor site virtual para se tirar dúvidas sobre dentes. Dou-lhe meus parabéns pela iniciativa e profissionalismo.
        Obrigada mesmo! ;D

        • :)

  281. Olá Ana!
    Gostaria que você me tirasse uma duvida: coloquei o aparelho fixo faz 4 meses e eu sempre tive dentes alinhados, porém agora aos 17 anos, os 4 primeiros dentes da frente começaram a entortar (os laterais começaram a “ficar atras” dos dentes da frente) mas nada muito preocupante, afinal foi um leve entortamento do dente, devido ao dente do siso (que ainda nao nasceu). Mas o problema que venho notando é que um dos dentes laterais esta vindo para frente, e começou a abrir espaço onde nao tinha! Isso é normal?? Eles vão ajeitando com o tempo? *É normal parecer que os dentes vão “entortando” durante o tratamento?? Agradeço desde ja!! Aguardo ansiosamente sua resposta!!!

    • É assim mesmo, Lais. Durante o tratamento ortodôntico há certas fases em que os dentes parecem “entortar” mais, e criam-se espaços indesejados entre eles. Mas tudo isso tem um propósito e será corrigido posteriormente.

      • Oi Ana!
        Muito muito obrigada por responder! Agora me sinto mais segura e aliviada de que a dentista esta fazendo o tratamento certo! Adorei o blog, te desejo todo o sucesso do mundo! Parabéns e obrigada mais uma vez ;)

  282. Olá, doutora eu queria saber quanto tempo leva para fazer todos os procedimentos para colocar aparelho fixo, e também queria saber se é normal sentir uma pressão na gengiva? Quanto custa cada sessão para colocar aparelho fixo, e depois que colocar, para fazer a manutenção quanto custa cada manutenção? E qual seria o procedimento mais barato e mais rápido para eu colocar aparelho? Boa noite.

    • Julia, os valores variam muito… dependem de uma série de fatores, que vão do tipo de aparelho até à formação do dentista. Pra saber, só fazendo uma avaliação com um dentista / ortodontista. Após feitos os exames realizados, sua documentação deve demorar cerca de 1 semana pra ficar pronta. Depois que o seu dentista vir os exames, é só questão de marcar a data da instalação. Nem sempre o aparelho todo é instalado na mesma sessão, depende do protocolo que o dentista segue. Acho que esse texto pode ajudar: http://medodedentista.com.br/2011/07/quanto-custa-um-tratamento-ortodontico.html

  283. Olá, doutora. Coloquei aparelho faz um mês e quando fico um tempo com a boca aberta, ao fechar sinto diferença, como se meus dentes tivesse se movido um pouco, mas se ficar com ela fechada não noto nada. Será que quando eu fecho a boca eu estou fazendo meus dentes voltarem como estavam antes?

    • Tobby, essa “estranheza” na forma que você morde é normal no começo do tratamento ortodôntico. Os seus dentes se movimentam um pouquinho todo dia, então dá pra dizer que nunca você morde do mesmo jeito. Quando você fica muito tempo de boca aberta, pode ocorrer um reposicionamento da mandíbula dentro da articulação, e isso faz com que o “encaixe” dos seus dentes mude de forma passageira, até que a mandíbula retorne para a posição habitual. Ou seja, é uma questão da posição da sua mandíbula, e não dos dentes, necessariamente.

      • Ah, ok. Obrigado. Neste primeiro mês não doeu nada, posso dizer que estou adorando usar aparelho.

        • Que bom, Tobby! :)

  284. Por favor me ajuda, é o seguinte, tirei meu aparelho em dezembro e o dentista me deu um móvel pra usar, mas confesso que nao tenho levado a serio, usei só as vezes, mas agora estou começando a usar toda hora porque percebi os dentes de cima e os dentes de baixo, e tipo, nos dois dentes da frente tem uma linha no meio deles que para mim deveria seguir reta no de baixo, mas nao segue, nao lembro se quando tirei o aparelho essa linha estava reta, usei por quase 7 anos aparelho, e agora to com o movel direto com medo que meus dentes entortem, mas percebi que um lado no ferro encosta certinho no dente, mas o outro fica um pouco longe, nao encosta, isso ta errado? To com medo de ir no dentista e ele querer por aparelho em mim de novo, lembrando, nao estou com nenhum dente torto, mesmo tendo relaxado no começo.

    • Giovana, pelo que entendi você tem um pequeno desvio de linha média. Se os seus dentes realmente não entortaram depois que você removeu o aparelho fixo (e creio que não mesmo, pois o removível está encaixando), esse desvio já existia quando você tirou o aparelho. Eu acho que seria bom que seu dentista reavaliasse, até pra você tirar essa dúvida com ele.

  285. Eu coloquei aparelho há duas semanas. Tenho 34 anos. Primeiro em cima (estético – 3M) e depois de uma semana embaixo (metálico). Ela sugeriu o metálico embaixo por causa dos apinhamentos. Tenho a impressão de que a minha boca está um pouco torta. É normal? No primeiro dia que coloquei o metálico também me pareceu que a bochecha ficou um pouco inchada (somente de um lado). Será neurose? Ou é tudo normal?

    • Cristina, não sei exatamente o que você quer dizer com “torta”… mas se considerarmos que os seus dentes já começaram a se movimentar, é normal que você sinta a sua mordida “diferente”, como se não encaixasse mais. O volume que o aparelho cria pode, também, mudar um pouco a aparência dos lábios.

  286. Obrigada, Doutora. E parabéns pelo trabalho excelente e esclarecedor que tens feito através do blog. Muito sucesso :-)

  287. Uso aparelho e percebi que fiquei com desvio na linha mediana, será porque eu usei primeiro os elásticos intra-orais no lado direito, e dps comecei a usar no lado esquerdo? O centro dos meus dentes inferiores está pra o lado esquerdo ao invés de estarem no meio certinho ,e quando eu tento “acertar” isso na frente do espelho (movimentando minha arcada inferior p tentar ficar compatível) a minha arcada inferior fica torta, com o lado direito mais pra frente q o esquerdo (p.s.: mordida aberta, 1 ano e 3 meses de tratamento).

    • Giovanna, isso certamente será corrigido até o término do seu tratamento. Sim, isso pode ter acontecido pelo uso dos elásticos mas, se necessário, você os usará novamente pra corrigir a linha média.

  288. Olá,doutora. Tenho uma dúvida… Uso aparelho fixo há algum tempo. Tenho um canino incluso e a minha dentista está abrindo espaço para fazer ele “descer” o problema é que esse espaço que está sendo aberto fez com que um dente fosse acavalado’ atras de outro. isso é normal ou devo comunicar à dentista? Obrigada desde já! Abraço.

    • Tais, acontece. Às vezes, durante o tratamento ortodôntico, os dentes parecem “entortar” mais. Mas essas são situações passageiras e que serão corrigidas. Sua dentista certamente já percebeu isso e vai corrigir, não se preocupe.

  289. Doutora, quando os dentes são bastante tortos, precisa sempre extrair os sisos, ou pode iniciar o tratamento sem extrair?

    • Renata, pode iniciar sem extrair. E nem sempre é necessário extrair, mesmo com os dentes bem tortos. Depende do caso.

  290. Olá doutora, tenho os incisivos inferiores bem tortos. Fui ao dentista e ela disse que eu iria colocar primeiro o aparelho no superior para corrigir primeiro a mordida profunda. Só que no dia de colocar, ela colocou nos dentes inferiores primeiro, pois conforme ela disse os dentes estavam desgastando. Com isso, ela colocou uns levante de resina no segundo molar inferior e isso incomoda muito para mastigar. Isso é provisório? Realmente seria melhor assim, ou era preferido colocar no superior primeiro? Obrigada.

    • Giovanna, até dava, em princípio, pra colocar em cima e embaixo… mas pra correção da mordida profunda, o de baixo é mais importante. Sá que, pra isso, é necessário o incômodo levante… senão você morderia em cima dos bráquetes e os descolaria toda hora. O levante é provisório sim, à medida que a sua mordida for se corrigindo, dá pra tirar.

  291. Bom, tenho uma grande duvida.
    Tenho que fazer 3 proteses nos dentes 27, 37 e 47.
    Só que vai sair muito além do valor.
    A duvida que tenho é se pode sair mais em conta extrair esses dentes. Já que com a extração desses dentes, vou poder colocar o aparelho.
    Bom, não sei se os numeros são esses, mas são os terceiros molares, 1 em cima e dois embaixo .
    Agradeço desde ja !

    • Rafael, pelo números que você passou, são os segundos molares, 1 em cima, 2 embaixo. Se fossem os terceiros molares (sisos), não haveria nem necessidade de fazer próteses, seria extrair e pronto. Considerando que são os segundos molares, extrair e “puxar” os sisos pra frente pra fechar o espaço é uma possibilidade… mas se os seus segundos molares são viáveis, é preciso pensar MUITO na relação custo / benefício dessa decisão. Procure um dentista / ortodontista pra avaliar. Quanto às próteses, você pode fazê-las com um material mais em conta, que vai devolver a função desses dentes da mesma form