Meu dente demora pra nascer?

Uma pergunta recorrente de quem procura sanar suas dúvidas sobre Odontologia com “qualquer um” na Internet (em vez de perguntar para um dentista) é o tempo que um dente leva para nascer. Essa preocupação é muito comum, em pelo menos 4 situações:

Quando um dente de leite é perdido antes da hora

Seu filho caiu e bateu o dente da frente. Ou o dentinho dele estava tão cariado que não deu pra manter na boca. Nas duas situações, o dente de leite foi embora antes do que devia. Quando isso acontece, não espere que o dente permanente nasça em seguida para fechar o buraco… porque é esperado que isso aconteça apenas quando for a hora certa (veja aqui a idade aproximada em que nascem os dentes).

Durante a troca normal dos dentes de leite pelos permanentes

Para que um dente “de adulto” nasça ele precisa, antes, “comer” a raiz do dente de leite. Sim… dentes de leite têm raízes e só ficam moles quando essas raízes são reabsorvidas pelo dente permanente correspondente que “caminha” lá dentro do osso em direção à gengiva. Existe um tempo certo tanto para os dentes de leite quanto para os permanentes nascerem. Porém, qualquer tabela que você consulte trará idades MÉDIAS em que isso acontece. Muitos pais ficam preocupados quando os dentes de leite dos filhos demoram para nascer e, da mesma forma, muitos adolescentes acham que lhes falta algum dente porque o dito-cujo não aparece. Mas muitas vezes não há problema algum, apenas ansiedade do banguela.

Dentes permanentes reabsorvendo as raízes dos dentes de leite

Quando o dente “aponta” e não cresce de uma vez!

Essa é uma dúvida que muitos adolescentes têm. O dente de leite cai e, logo em seguida, o permanente aparece. Só que ele não cresce! E fica lá aquela pontinha durante meses a fio. Isso não é necessariamente um problema… alguns dentes são mais preguiçosos pra nascer mesmo. Mas pode virar um problema quando não há espaço suficiente para o dente que vem vindo e ele não tem pra onde ir. Se enquanto isso a raiz dele se formar completamente dentro do osso, ele não nasce mais sozinho. Pra saber se esse é o seu caso, um dentista precisa avaliar você.

Quando o siso está nascendo

Muitas vezes a gengiva que recobre o siso infecciona. Isso se chama pericoronarite e dói pra caramba. Aí a pessoa sai espalhando: “Minha gengiva está inflamada porque o siso está nascendo!”. Porém, essa inflamação não significa que o siso está necessariamente nascendo… se assim fosse, alguns dentes do siso demorariam anos pra nascer! O que muitas vezes acontece é que o siso já terminou de nascer, mas mesmo assim a tal gengiva fica cobrindo ele, o que dificulta bastante a higienização do local. Aí as bactérias fazem a festa e… o resto vocês já sabem. Em resumo: se a gengiva que cobre o seu siso inflama de forma recorrente, procure um dentista para ou remover essa gengiva ou extrair o dente. E seja feliz.

Essas são algumas situações em que os dentes parecem demorar pra nascer, o que deixa muitos pais e pacientes de cabelos em pé. Saiba que, depois que o dente de leite cai, o permanente pode demorar ainda pra nascer… e que, depois que o permanente começa a nascer, pode levar meses “nascendo”. Espero que a esta altura você, leitor, esteja mais tranquilo com relação a isso. Mas lembre-se: a melhor forma de tirar a cisma é procurar um dentista e fazer uma avaliação. Pergunte pra quem sabe! 😉

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Odontopediatria

Marcadores:

957 comentários

  1. Olá Doutora, meu nome é Sabrina, tenho 20 anos de idade e o meu dente de leite canino superior ainda não caiu e o permanente começou aparecer a ponta dele mais pra cima no céu da boca, e eu estou com vergonha de tirar o de leite e o permanente demorar pra nascer completamente, então posso deixa-lo (o de leite) aqui quietinho até eu ter condições financeiras p fazer o tracionamento?
    E quanto tempo demora pro dente ficar no lugar certo com esse tratamento?

    1. Sabrina, se o canino permanente está nascendo, nem deve ser preciso tracioná-lo… talvez só alinhá-lo com o aparelho. Havendo espaço, isso é possível em pouco tempo (talvez uns 3 meses). Manter o dente de leite é diminuir o espaço disponível… então, o ideal é extrair esse dente de leite, sim. Procure um ortodontista pra avaliar.

  2. Doutora, tenho 13 anos e meus dentes caninos caíram, porem e da direita nasceu e ja ta grande, mas ele caiu 1 mes antes do da esquerda, que so nasceu a ponta e nao cresce mais, e eu percebi que os meu dentes da direita sao maiores que os da esquerda, isso e o um problema ou so um atraso do lado esquerdo? Minha dentista nao disse nada sobre o caso.

    1. João, em princípio não é um problema. Nem sempre os dentes correspondentes de cada lado nascem juntos, pode haver uma diferença entre eles. Havendo espaço, eles devem nascer direitinho e alinharem com os demais.

  3. Tenho 12 anos e tenho um canino que não cresceu e já faz 6 meses, e ele demorou para cair e eu tive que arrancar, mas pela demora por crescer, a doutora disse que vai fazer um corte pra descer, tinha saído uma pontinha, mas aí ele voltou (eu não sei se é possível, mas isso aconteceu), e agora doutora ? O que eu faço ?

  4. Boa noite, tudo bem? Tenho 15 anos, daqui 5 meses faço 16 e meu canino esquerdo ainda não caiu. É um problema? O que eu faço?? Obrigada 🙂

    1. Ana, há um pequeno atraso, mas talvez não seja um problema. Sugiro a avaliação de um dentista, uma radiografia vai mostrar a posição do dente permanente dentro da gengiva e se está tudo ok. Se estiver, é só esperar.

  5. Olá! Meu filho tem 02 anos e três meses e ainda não nasceram os incisivos laterais superiores. É normal ou não? Já estou preocupada.

    1. Não é normal não, Alane. Os incisivos laterais superiores nascem lá pelos 10 meses de idade. Suspeito que seu filho não tenha os laterais de leite, o que não significa que ele não terá os permanentes. Cada caso é um caso. Leve-o pra avaliar num(a) odontopediatra.

  6. Olá, tenho 13 anos e falta o meu canino direito cair, ele já está mole e prestes a ser arrancado. Porém, eu estou com vergonha dos meus amigos me verem sem o dente. Como proceder?

  7. O meu canino caiu em 2015 e agora so ta a pontinha, e os outros tmb cairam no começo do ano, e até agora não nasceu, o que pode ser isso ?

    1. Gustavo, talvez não seja nada… e seja só preciso esperar. Se você vê a pontinha do canino, ótimo. Qual a sua idade?

  8. Meu filho tem 6 anos e arrancou os 2 dentes da frente, um em agosto e o outro em setembro, so k até hj nenhum dos dois nasceram. E normal?

  9. Doutora, arranquei meus caninos faz mais de um ano, abri minha gengiva e eles estao começando a nascer agr, tenho 14 anos, isso é normal?

      1. Doutora, tenho 11 anos e meu dente de trás caiu faz mais de 1 mês, só que ele não começou a crescer, isso é normal?

  10. Tenho 17 anos. Na parte de cima da doendo depois do segundo molar, tem um parte que ta recoberta pela gengiva e nao sei se é siso mas não tem condicao de nascer, nao tem espaco.

    1. Quezia, pela sua idade e pela região que você descreve, deve ser o siso querendo nascer, sim. É um ótimo momento pra procurar um dentista pra fazer uma radiografia panorâmica e avaliar o espaço disponível e a posição do dente dentro da gengiva.

  11. Ola Dra, eu tenho 15 anos e no final de julho eu arranquei meu dente canino de leite e ainda nao apareceu nem a ponta do dente pra nascer, o que eu devo fazer?

    1. Michelly, talvez seja normal, embora haja um pequeno atraso. Na dúvida, o ideal é procurar um dentista pra avaliar. Uma radiografia pode mostrar o posicionamento do seu dente dentro da gengiva pra ver se está tudo bem. Procure um dentista pra avaliar.

      1. Eu tenho 14 anos e arranquei meus dois caninos no mesmo dia, ja faz dois meses e nao nasceu nem a pontinha do meu dente de permanente, quero saber se isso é normal ou eu tenho que fazer alguma coisa especial.

        1. Thiago, às vezes demora um pouco mesmo… dias, semanas, meses. Portanto, no seu caso, pode ser normal sim… mas o ideal é procurar um dentista pra avaliar. Uma radiografia deve mostrar se está tudo ok com os seus caninos dentro da gengiva. Se estiver, é só aguardar, mesmo.

  12. Meu bebê tem 1 ano. O seu dente frontal superior direito já apareceu todo, porém, o superior frontal esquerdo só apareceu a pontinha ha quase um mês, além disso, ele não saiu retinho, aparentemente saiu lateralizado. É normal?

    1. É sim, Kelma. Se o dentinho já apareceu, ótimo… daqui a pouco ele nasce inteiro. Também é comum que os dentes nasçam um pouco fora de posição. De qualquer forma, seria legal levar num odontopediatra pra avaliar.

  13. Olá Doutora, tenho 13 anos e minha presa do lado esquerdo caiu (era dente de leite ) e arranquei em julho (no finalzinho) e até agora nada dele ! Estou com medo de ficar “banguela” e ter que colocar uma prótese, o que você diz sobre isso ?

    1. Jainy, em princípio seu canino deve nascer normalmente… a não ser que tenha alguma coisa impedindo (a posição dele dentro da gengiva, por exemplo). Às vezes demora umas semanas ou meses mesmo, mas o ideal é você pedir que um responsável acompanhe você ao dentista pra avaliar. Se estiver tudo ok, é só esperar. 🙂

  14. Doutora, tenho 13 anos, arranquei meu dente e ele ta demorando pra nascer, o que eu devo falar pra o dentista porque tenho vergonha do meu sorriso e tenho medo de ficar sem ele pra sempre, me esclarece essa duvida por favor, se tiver algumas dicas pra eu saber, nao quero ficar sem dentes.

    1. Giovanna, você não precisa dizer nada. Deixe que o dentista examine você, ele vai propor algum tratamento se houver necessidade. Mas na sua idade, provavelmente o dente que ainda não nasceu é um canino, o que é normal. Pode levar mais algumas semanas pra isso acontecer. De qualquer forma, é bom avaliar pra ver se está tudo ok. Se estiver, é só esperar.

  15. Dra, meu nome é Carlos Antonio, tenho 13 anos, meus dentes caninos ainda são de leite, meus dentes todos já cairam, só existe os dois de leite agora, só esses dois caninos. Fui na dentista e ela verificou lá, ela não sentiu que estava pronto o permanente, ela passou um RAIO X, dos dois dentes, daí bati o RAIO X e o dentista falou que os dois dentes estavam saindo, faltava pouquinha coisa pra ele comer a raiz toda… Voltei a dentista, ela viu e falou que iria arrancar… Hoje dia 27/09/2016 fui lá e arranquei… Pronto… Ela falou que se o dente não mostrasse que estava vindo deveria fazer um processo cirúrgico… para puxar o dente. Na sua opinião… O que a senhora me diz a respeito disso?? Estou com muito medo de ficar sem meu dente canino…. A senhora acha que nasce???

    1. Carlos, acho que nasce, sim. Você está na idade. Pela sua descrição, não acho que será necessário tracionar esses caninos. Mas tenha paciência, pode levar algumas semanas ainda pra eles nascerem.

    2. Doutora, tenho 11 anos e meus 4 ou 5 dentes estão nascendo, mas está demorando muito, e eu estou muito preocupado, é normal?

      1. Na sua idade é sim, Hugo. É preciso ter paciência. É um bom momento pra procurar um dentista pra avaliar se está tudo ok.

  16. Doutora, tenho 13 anos e arranquei 3 dentes de leite, e eles tem espaço para sair, só que não nascem já faz uns 7 meses, a minha dentista disse que eu vou colocar aparelhos fixos para puxar os dentes para baixo, é certo isso?

  17. Oi Dra., meu filho tem 7 anos e ja esta trocando os dentes, ele brincando bateu com a boca e arrancou um dos dentes da frente e não estava mole, ja faz 3 meses, e agora ele sente dor no lugar do dente e ja cicatrizou, o outro do lado ja foi arrancado e ja esta nascendo, o q pode ser????

    1. Se o dente perdido era um dente de leite, provavelmente não haverá grandes consequências. O dente permanente deve nascer normalmente, é mais ou menos nessa idade que isso acontece. Mesmo que demore um pouco.

  18. Olá! Doutora, já vou completar 18 anos e meus caninos de leite ainda não foram extraídos. Sei que há um atraso, fiz a radiografia em minha dentista e foi percebido que os permanentes já estão se formando na minha gengiva. Um dos caninos de leite está mole e o outro não, o que não está mole o permanente já começou a nascer por trás de outro dente. Queria saber o que eu devia fazer e quanto tempo irá demorar para nascer os permanentes caso eu extraia os dentes.
    Obrigada!

    1. Estefane, talvez não seja necessário fazer nada além de aguardar. Há um atraso sim, mas se um dos caninos está nascendo, o outro, se bem posicionado (o que a radiografia deve ter mostrado), deve nascer também. O tempo varia muito, dias, semanas, meses. Cada caso é um caso.

  19. Olá doutora!
    A minha prima de 8 anos perdeu o dente de leite naturalmente. Como faço meu primeiro período de odontologia, essa prima veio me perguntar porque o dente dela que caiu já fazia quase um ano (segundo a mãe dela) ainda não cresceu, só fica aparecendo a pontinha branca mas não “nasce”?
    Deu uma peninha, pois ela diz que odeia o “buraco” e porque fiquei devendo uma resposta a ela. Mas sugeri a minha tia que procurasse logo um dentista, porque dado o tempo que caiu acredito que já exista algum problema, não é? Seria algo impedindo que venha o permanente?
    Desde já agradeço!

    1. Fernanda, depende de que dente estamos falando. De qualquer forma, às vezes acontece de um dente de leite cair e levar meses para o permanente nascer, sem qualquer problema. O de leite caiu antes da hora e o permanente só vai nascer quando for a hora (e saber quando é a hora depende de saber qual é o dente). Enfim… eu acho que ainda não há necessidade de se preocupar, mas claro que, até pra elas ficarem mais tranquilas, seria bom levar a um dentista ou odontopediatra pra avaliar.

      1. Olá, tenho 13 anos e meu dente canino superior estava um pouco mole e desceu um pouco pra baixo há algum tempo. Fiz um Raio-x, mas o dentista falou que não deu pra ver o dente fixo, e que não garantia que ele fosse nascer. Arranquei mas realmente não tem nenhuma marca de dente na gengiva. Ele ainda pode nascer?

        1. Como assim o dentista não conseguiu ver o dente na radiografia, Mariana? Que tipo de radiografia foi feita… periapical? Se sim, seria bom fazer uma panorâmica. Se houver o dente, ele vai aparecer nessa radiografia. Converse com o seu dentista.

      2. Tenho 12 anos, já tem mais de 4 meses que extraí meus caninos e ainda não nasceram, estou preocupada mas a dentista disse que é normal, o que pode ser ?

        1. Na sua idade é normal mesmo, Mariane. Já foi feita uma radiografia panorâmica pra avaliar? Seria uma boa ideia, assim você tira essa “cisma”. Converse com a sua dentista.

  20. Oi, tenho 18 anos e no mês de março desse ano meu último dente de leite caiu, a presa do lado esquerdo, queria saber se é normal a demora, pra ele ter ficado mole, e a demora pra nascer, é se é normal na minha idade.

    1. Alessandra, não diria ser normal… há um atraso grande. O que é preciso descobrir, agora, é como está o seu canino permanente dentro da gengiva (posição, estágio de formação da raiz, etc.), pra determinar se ainda há possibilidade desse dente nascer sozinho. Procure um dentista pra avaliar.

  21. O meu dente canino do lado esquerdo até agora não nasceu, e ele já caiu já faz uns meses, acho que quatro ou cinco meses, e até agora nada! Eu tenho treze anos e tipo ele é o unico que falta para nascer e até agora nada 🙁
    Isso quer dizer que ele não vai crescer nem nada ? Por favor me explique, estou meio que preocupada com isso.

    1. Maria Júlia, nada no seu relato me faz achar que o seu dente não vai nascer. De qualquer forma, peça que um responsável acompanhe você ao dentista pra avaliar. Se o dentista achar necessário, uma radiografia pode mostrar como está esse dente dentro da gengiva.

  22. Olá, tenho 13 anos e meu canimo direito acabou de cair, porém já tem uma pontinha. Tem espaço suficiente para ele nascer mas estou com medo de ele demorar, pois tenho vergonha de meus dentes e só falta esse para eu por aparelho. Teria alguma média de tempo para esse dente crescer? Ou alguma forma de acelerar o crescimento?

    1. Bianca, não existe “média” porque cada caso é um caso. Se a ponta do seu dente já aparece e há espaço, não deve demorar… 1 mês? 2 meses? 3 meses? Não há como acelerar esse processo. Embora eu compreenda sua ansiedade a respeito, é preciso ter paciência. 🙂

    1. Julia, não existe “média” nesse caso. Cada situação é única. Depende do posicionamento do dente dentro da gengiva, principalmente. Pra uma estimativa de tempo no seu caso em específico, converse com o seu ortodontista.

  23. Dra. Ana, tenho 22 anos e ainda tem um dente de leite, o canino superior, ja fiz raio x e o permanente existe, vou ter q extrair o de leite mesmo, porém como o canino é muito na frente não quero ficar banguelo. Há alguma solução para disfarçar o espaço vazio ? E quanto tempo o dente demora pra crescer ? Obrigado desde já.

    1. Raife, em tese daria pra colocar uma prótese provisória… mas se o espaço for preenchido pela prótese, como é que o canino vai ser puxado pra esse espaço? A sua dúvida é bem comum e se justifica, mas você vai ficar “banguelo” um tempo. O tempo depende da posição do dente dentro da gengiva e do espaço disponível… 3 meses, 6 meses…

    2. Olá, eu tenho 12 anos e minha presa caiu há 6 meses e não nasceu nada ainda, parece q ta nascendo mas não nasce, e ontem eu vi q estava tudo roxo e um pouco inchado no local da presa e achei isso muito estranho, e tem espaço para nascer e não entendi o pq do roxo, sendo q eu n bati e nem nada. O q eu faço? O q pode ser isso??

      1. Pode ser um cisto de erupção, Thainara. Ou, talvez, sua gengiva esteja muito “grossa” e seja preciso fazer um pequeno corte nela pra liberar o dente. Peça pra um responsável acompanhá-la ao dentista pra avaliar.

  24. Aos 14 anos eu arranquei dois dentes de leite (caninos de cima) que ainda não tinham caído, aos 15 eu arranquei o canino de baixo direito (o esquerdo caiu sozinho, porem nasceu extremamente torto, ao contrario dos outros dentes). Esse ano com 16, um dos caninos de cima ainda não nasceu (2 anos dps), e nem o canino de baixo direito (1 ano dps), e eu vou mensalmente ao dentista e ela nunca me disse nada, mas não é normal, ne?

  25. Tenho 11 anos e minhas presas de leite cairam em março, no mes passado começou a crecer as pontas, mas dps parou.

    1. Julia, pode ser que não haja espaço suficiente para os seus caninos descerem mais. Peça que um responsável acompanhe você ao dentista pra avaliar.

  26. Minha neta tem 1 ano e 1 mes e ainda não saiu o primeiro dente. Isso e normal? O que pode ser feito?

    1. Valeria, há um pequeno atraso sim, mas isso não significa, necessariamente, algum problema. Aguardem mais um pouco, caso os dentinhos não comecem a aparecer, seria bom levá-la ao odontopediatra pra avaliar. Mas, em princípio, não se preocupe.

  27. Olá, eu tenho 16 anos de idade e o meu dente canino de leite foi extraído hoje. Quanto tempo em média o dente canino permanente superior demora para aparecer e crescer totalmente?
    P.S.: Já fiz Raio-X e ele existe!

    1. Mariana, depende do posicionamento dele dentro da gengiva e o do estágio de formação da raiz. Se houver espaço, ele pode nascer a qualquer momento.

    1. Vitória, talvez não seja preciso fazer nada… é provável que seu dente nasça sozinho, sem problemas. Às vezes demora um pouco, mesmo. Na dúvida, sugiro que voc~e peça pra um responsável aconpanhá-la ao dentista pra avaliar se está tudo ok e se é só esperar.

  28. Olá, o dente da minha filha caiu no ano passado, aí ele só apareceu uma pontinha e parou de crescer. Minha filha tem 12 anos e estou muito preocupada.

    1. Camille, se apareceu uma pontinha, ótimo, sinal de que o dente existe e está pelo menos relativamente bem posicionado. O que pode acontecer é do dente não ter espaço pra nascer por completo, aí ele acaba impactado, “preso” na gengiva. Sugiro a avaliação de um ortodontista, mas não se preocupe, às vezes o dente demora pra nascer, mesmo.

  29. Tenho 14 anos e nem todos os meus dentes caíram, falta a maioria ainda pra cair. O que devo fazer?

    1. Danielly, pode haver um pequeno atraso, mas isso não é um problema, em si. Peça que um responsável acompanhe você ao dentista pra avaliar e ser se está tudo ok. Se estiver, não é preciso fazer nada além de esperar.

  30. Oi, meu filho começou a trocar os dentes com 5 anos, agora ele tem 7, o dentinho da frente de cima caiu e nao nasceu faz mais de 5 meses, a gengiva cicatrizou, tem algum problema?

  31. Olá, eu tinha um dente definitivo a nascer por cima do de leite. Entao, em janeiro fui tirar o de leite. Já passaram 5 meses e o dente continua em cima. Ainda nao desceu e esta a nascer para cima do de lado, mas tem espaço… O que faço? Estou preocupada. Eu quero sorrir mas nao consigo.

  32. Olá, tenho 15 anos e meus caninos inferiores são de leite ainda, e eles não amolecem, estou começando a ficar preocupada. Será que eles vão crescer rápido?

    1. Maria Julia, aos 15 anos eles já deveriam ter nascido. Sugiro que você procure um dentista pra fazer uma radiografia panorâmica, pode ser que esses caninos estejam retidos no osso.

  33. Ola. Meu canino de cima ja caiu ha três meses e ate agora não apareceu nada no lugar dele (nem uma pontinha), estou preocupada. Isso e normal? Você poderia me dizer quanto tempo ele vai demorar para crescer?

    1. Ana, pode ser normal, sim. Às vezes demora, mesmo. Pode levar mais algumas semanas… depende da sua idade, também.

  34. Olá! Tenho 14 anos, contando os dentes do primeiro da frente, o meu terceiro dente caiu dos dois lados e não nasceu mais, estão ha mais de 1 ano sem nascer, o do lado direito só cresceu uma pontinha e n desce mais! Estou meio impaciente porque já faz muito tempo que estou sem eles e isso me incomoda muito! E eu gostaria de saber o que poderia ser isso! Obrigado!

    1. Eduardo, provavelmente não há espaço pra esses caninos descerem. Seria bom fazer uma radiografia panorâmica pra avaliar o posicionamento desses dentes dentro da gengiva. Procure um dentista.

    1. Em princípio, esperar, Alisson. Se você está na dúvida se há algum problema, peça que um responsável acompanhe você ao dentista pra avaliar.

  35. Olá, tenho 16 anos, sim 16 anos e ainda tenho um dente de leite para tirar e é entre os 4 dentes da frente.
    Fui fazer minha manutenção ontem do aparelho e descobri q tenho esse dente para tirar, mas poxa, na minha idade tirar um dente não é normal, eu ja chorei muito por causa disso.
    E se eu tirar vou ficar Benguela, é um dente de cima e é muito visível, não vou poder rir.
    Gostaria de saber se tem alguma forma de amenizar isso, ou sei la alguma solução para eu n ficar banguela.
    Ah, eu comecei a trocar meus dentes com 9 anos.
    Eles n amoleciam, então minha mãe me levou no dentista e ele disse q meus dentes não iam amolecer e foram tirados no dentista.
    Ano passado, 2015, tirei 3 dentes.
    Mas já cresceram.
    Agora descobri q tem mais um.
    Por favor me ajude.
    Tem alguma solução para eu não ficar banguela? Só enquanto o permanente cresce.

    1. Erika, me parece que esse é um dente supranumerário, e não de leite. Na prática, considerando o seu medo de ficar “banguela” ao extraí-lo, dá na mesma. 😉 Então… se você usa aparelho, pra pode fechar esse espaço, será preciso extrair o dente… não tem outro jeito. Até daria pra colocar uma prótese pra “disfarçar”, mas isso só vai atrasar o fechamento do espaço. Enfim… converse com o seu ortodontista, pode ser que ele proponha alguma solução que disfarce esse espaço até fechá-lo por completo.

      1. Ainda não tive coragem para extrair o de leite, ele não tá mole, mas o permanente está nascendo por trás dele. Então eu tirando ou não, de qualquer forma já tá torto mesmo. Resolvi que vou esperar ele cair por livre e espontânea vontade, pois o q eu menos queria que acontecesse vai acontecer, que é a “falha” no sorriso, pois quando cair o permanente vai ficar atrás.
        Enfim, obrigada.

        1. Esse dente pode levar anos pra cair… porque o que faz um dente de leite cair é o permanente, que vai reabsorvendo a raiz dele, por isso ele fica mole. No seu caso, o permanente não veio no lugar do dente de leite, mas atrás dele. Eu não esperaria pela “livre e espontânea vontade” do seu dente de leite, não…

  36. Boa tarde!
    Minha filha completou 3 anos agora sem ambos os dentes incisivos laterais superiores terem nascido (leite), na boca dela tem o espaço que é desses dentes, quando ela tinha 2 anos e meio levamos a uma dentista e ao realizar o raio-x panorâmico foi identificado que não existe nenhum dos 2 dentes para nascer. Minha dúvida é, esses dentes podem vim a aparecer? Com quantos anos vamos ter que levá-la a uma nova consulta, e isso pode ser a possibilidade de ser uma agenesia dentária?

    1. Adelson, se esses dentes não existem, é agenesia, sim. Mas, em princípio, só dos dentes de leite… pode ser que os permanentes nasçam sem problemas. Seria bom fazer um acompanhamento anual do caso junto ao dentista / odontopediatra.

  37. Olá, eu tinha o dente definitivo a nascer por cima do de leite e entao no inicio de Janeiro, final de Dezembro, fui tirar o dente de leite… Estamos quase em Maio e o dente ainda nao desceu por completo, ainda nem a metade vai… Devo ficar preocupada? O que faço?

    1. Adriana, se o dente nasceu, mesmo que em parte, ótimo… não precisa ficar preocupada. Se houver espaço para o dente, ele deve sair por completo da gengiva. Às vezes demora, mesmo.

  38. Olá Dra., minha filha completa 8 anos dia 02/05, e em Janeiro de 2016 caiu os dois dentes incisivos laterais, mas até agora nao apontou nada.
    Isso é normal ou devo me preocupar?
    Obs. Eles caíram sozinhos.
    Grata

  39. Bom, tenho 15 anos, há um ano atrás fiz tratamento com a dentista, e eu ainda tinha muitos dentes de leite, ao fazer o raio X dos dentes a dentista viu que a raiz dos dentes permanentes estava saindo, o dente ja iria nascer, porém os meus dentes de leite (os dois caninos de cima e um ao lado do canino) ainda nao estavam moles, entao teria que arrancar para que o dente permanente ja nascesse, o problema é que até hoje os dentes não nasceram completamente :/, e o canino direito esta nascendo no lugar do dente do lado (aquele mais grosso) e vice-versa, é normal os dentes nascerem invertidos?? Estou muito preocupada, pois ainda tenho que colocar aparelho por conta dos meus dentes serem separados… eu poderia colocar aparelho mesmo com o dente nascendo errado? Ou teria que arranca-lo? Obrigada desde ja!

    1. Mariana, não é comum, mas acontece. Se houver espaço, não é preciso extração… mas os dentes serão alinhados invertidos, mesmo.

  40. Oi, tenho 30 anos e faço tratamento odontológico, e logo no inicio do tratamento comentei com o dentista que meu canino não nasceu. Depois de alguns meses fiz uma pequena cirurgia pra puxar o dente, demorou vários meses, mas ele começou a nascer faz dois meses. É comum um dente permanente demorar pra nascer independente da idade?

  41. Oi, então ! O meu dente canino superior caiu já faz 4 meses e ele não nasceu ainda, tem um pequena pontinha saindo, mas ele não está nascendo no lugar certo, que é embaixo, ele esta nascendo em cima, tipo que tá inchado. Tenho 12, faço 13 anos em julho.

    1. É comum que o canino nasça “alto”, porque ele é um dos últimos dentes que nasce e, portanto, às vezes não sobra espaço pra ele.

    2. Olá. Tenho 13 anos e estou sem os dois caninos! Eles caíram faz uns 4 meses e apontaram agora, vai demorar muito para nascer ele todo?

    1. Letícia, isso varia de pessoa pra pessoa… alguns dias, algumas semanas, alguns meses. Mas considerando a sua idade, deve nascer logo.

      1. Dra. Não sabia onde comentar e vim aqui mesmo, bom, vou fazer 15 anos em agosto, arranquei o dente canino superior esquerdo ja tem uns 5 meses, e até agora só apareceu a pontinha, vai demorar muito ainda pra nascer?
        Usar aparelho ajudará o permanente a nascer mais rapido?
        Desde já agradeço.

        1. Pode perguntar onde quiser, Lucas… sobre qualquer assunto em qualquer post. 🙂 Se você vê a pontinha do seu canino, não deve demorar… até porque há até um pequeno atraso… mas pode levar semanas ainda. Havendo espaço, o canino vai nascer. Usar aparelho só ajudaria no caso de não haver espaço, aí o aparelho abriria o espaço necessário para o seu dente nascer.

  42. Olá meu nome e André e meu dente do fundo tá afiado, e meu dente afiado do lado direito não tá, e normal isso?

    1. André, “afiado” como? Está machucando você? Procure um dentista pra avaliar, talvez seja só o caso de fazer um pequeno desgaste pra tirar essa aresta.

  43. Dra. boa tarde. Minha filha está com 10 anos, e seu dente canino do lado direito (superior) caiu em setembro de 2015. Ela já faz uso de aparelho movel no momento por conta de mordida cruzada. A ortodontista dela quer q faça uma frenectomia para dar espaço pro canino descer, pq não tem espaço. Assim, ela faz esta cirurgia, coloca um aparelho fixo para ganhar espaço pro canino descer, mas a minha dúvida é se é para ter espaço, não se pode colocar o aparelho e depois q ganhar espaço avaliar a real necessidade deste procedimento? Os dentes centrais não tem um espaço muito grande, eu queria evitar esta cirurgia. Já li muitos artigos e é um assunto meio controverso entre os dentistas… uns fazem a cirurgia, outros dizem q não precisa… A senhora poderia me ajudar?

    1. Cássia, a frenectomia não visa ganhar espaço de forma direta. Até pode-se ganhar pelo freio deixar de atrapalhar o fechamento de um espaço inter-incisivos, mas só por isso. Pode haver indicação de frenectomia no caso da sua filha de qualquer forma, mas não acho que o motivo principal seja a falta de espaço. Se a cirurgia é necessária e se ela deve ser feita antes, durante ou depois do tratamento ortodôntico, cabe ao ortodontista julgar. Cada caso é um caso.

  44. Olá Dra. Ana, eu ja irei fazer 15 anos e arranquei um dente meu quando eu tinha uns 12, e esse dente e o lateral superior, mas já vai fazer 3 anos e ele ainda não nasceu, nem deu sinal algum! Isso e normal???

    1. Ana, já deveria ter nascido. Mas não dá pra dizer que há algum problema só pelo seu relato. Procure um dentista pra avaliar.

  45. Olá,
    Dra, meu filho tem 5 anos e caiu o dentinho de leite, porém não há vestígio algum de que há algum permanente a caminho…
    Não consegui encontrar nenhum informativo na web sobre a questão do tempo de espera do nascimento do dente permanente.
    Esse meu filho é gêmeo, pré maturo… isso pode ter alguma influência?
    O irmão tbem já perdeu 2 dentes de leite, porém os permanentes já estavam “brilhando”…
    Acho que o irmão perdeu o dentinho por puro desejo de ficar de janelinha, como o irmão kkkkk
    Grata desde já, fico no aguardo da resposta.

    1. Nina, pode levar ainda algum tempo para o dente permanente nascer… mas se o de leite caiu, sinal de que o permanente vem vindo. Não precisa se preocupar, ele está na idade de entrar na dentição mista (quando há dentes de leite e permanentes ao mesmo tempo).

      1. Olá, não consegui achar onde perguntava, então vim aqui, para saber se a Dra. pode me ajudar.b
        Tenho 15 anos, e meus caninos não nasceram, pois não tinham espaço (os de leite já caíram), agora com o aparelho já consegui o espaço desejado, quanto tempo para os caninos nascerem?

        1. É aqui que pergunta mesmo, Gabriele! Aqui ou em qualquer outro post! 😉

          Se os caninos estiverem bem posicionados dentro da gengiva e realmente houver espaço pra eles nascerem, não deve demorar. Mas isso varia de pessoa pra pessoa. Pode levar mais algumas semanas ou mais alguns meses. Converse com o seu dentista, como ele conhece o caso é mais fácil de dar uma estimativa.

  46. Olá, tenho 18 anos e ha muitos anos atras quando estava trocando os dentes de leite pelos permanentes aconteceu que troquei o dente da frente e ele nunca mais nasceu, até hoje ele nao cresceu e eu usei protese por um tempo para nao ficar banguela, agora nao uso mais a protese pq botei aparelho e estou seguindo com o tratamento ha mais de 3 anos e até hoje esse bendito dente nao cresce, vc saberia me responder por qual motivo isso aconteceu ? Isso é normal ? Um dia ele vai nascer ?

    1. Brenda, e seu ortodontista nunca explicou o que ocorre com esse dente? Porque pela radiografia – exame que você deve ter feito antes de colocar o aparelho – o motivo ficaria claro. Enfim: não é normal e os motivos mais comuns são 1. O dente não existe (agenesia); 2. O dente está mal posicionado pra nascer. De qualquer forma, sozinho ele não nasce mais… a única forma seria “puxá-lo” com aparelho, isso se a posição dele dentro da gengiva permitir.

  47. Olá! Tenho 17 anos e meus caninos ainda não caíram, e tmb não amoleceram, fui fazer a pasta para colocar o aparelho e constou q meus caninos eram de leite e que eles já estavam formados dentro da gengiva esperando arrancar os de leite p eles saírem, agr eles estão meio moles e vou arrancar até o fim do mês, isso é normal? Quanto tempo vai demorar para crescer novamente?

    1. Há um atraso, Estefane… os caninos superiores permanentes nascem, geralmente, lá pelo 13 anos. Mas se as raízes deles ainda não estiverem totalmente formadas, pode ser que eles nasçam, sim. Seu ortodontista vai orientar você a respeito.

  48. Oi, tenho 13 anos de idade e vou fazer 14 dia 25 de junho. Um dos meus caninos superiores ficou mole e caiu dia 30 de outubro (ele era decíduo). Já estamos em março do ano seguinte e nada do dente que era para nascer no lugar dele. Fico muito incomodada porque não posso sorrir. Nem a pontinha não saiu. Estou, realmente, preocupada.

    1. Débora, em princípio, nada errado. Mas pra ter certeza do posicionamento do seu canino dentro da gengiva e se ele tem condições de nascer normalmente, é preciso uma radiografia panorâmica. Procure um dentista pra avaliar.

  49. Tenho um dente q esta nascendo em cima de outro. Vou ter q retirar o de baixo? Se sim, vou ter q retirar este dente e enquanto o outro dente nasce eu vou ficar com um vazio no lugar deste dente. Tem algo q se possa colocar para preencher este vazio enquanto o outro dente não nasce?

    1. Jonas, depende. Esse dente que está embaixo é de leite ou permanente (qual a sua idade?)? Se for de leite, o ideal é remover sim, até pra dar espaço e não atrapalhar a irrupção do outro. Sua dúvida é muito comum, ninguém quer ficar sem dente enquanto espera o permanente nascer… mas é complicado colocar alguma prótese nesse meio tempo, porque é preciso que espaço esteja livre pra que o dente nasça.

  50. Olá! Tirei dois dentes, o dentista disse ser de leite, em um dos dentes ele tirou o raio x e viu que tinha outro embaixo, ja no segundo pré molar ele não tirou, mesmo assim ele arrancou dizendo ser de leite, arranquei com 16 anos e agora estou com 20 anos e não nasceu.

    1. Bruna, então está na hora de fazer uma radiografia. Só assim pra saber se o seu segundo pré-molar existe (e vai ou não nascer) ou não. Converse com o seu dentista.

  51. Ola, meu nome é Lucas, ha um tempo atrás eu disse que meus dentes caninos de baixo estavam moles, mas meus molares da esquerda saiu o de cima e o de baixo do lado esquerdo, e o meus dentes molar e canino de baixo do lado esquerdo não estão nem a pontinha do dente, então minha pergunta é: canino e o molar de baixo vão nascer?????

  52. Olá, em janeiro fui ao dentista porque tinhas um dente definitivo a nascer por cima do de leite, entao o meu dentista decidiu extrair o meu dente. Neste momento tenho o dente um bocado mais acima dos outros. Como já passou um mês, quase dois meses, o dente ainda está no mesmo sitio. Devo ficar preocupada?

    1. Não, não é preciso se preocupar. Havendo espaço, ele vai descer. E se não houver espaço no arco, sempre é possível abrir com aparelho, de forma a alinhar esse dente aos demais.

  53. Oi Dra! Tenho 20 anos. Algum tempo atrás descobri, através de uma radiografia, que meus incisivos laterais superiores são de leite. O da direita é torto. Gostaria de saber que procedimento devo fazer, que prejuízos terei por demorar para arrancá-lo e quanto tempo ele demorará para nascer, se não nascer qual procedimento devo fazer? Desde já agradeço a atenção.

    1. Maria, e os incisivos laterais permanentes existem dentro da gengiva? Aos 20 anos eles não vão mais nascer sozinhos. Uma ideia é tracioná-los (“puxá-los”) com aparelho, mas depende do posicionamento deles. Manter os dentes de leite não vai trazer problemas em si, mas um dia eles devem cair.

      1. Olá tenho 12 anos!
        Ja arranquei minhas 2 presas, a segunda foi hoje, mas já faz uns 8 meses que arranquei a 1, e ainda não nasceu! O que isso pode ser?
        Um problema? Estou com medo de ficar sem DENTE! Me ajudem por favor.

        1. Lohana, em princípio, problema nenhum! Você ainda está na idade do canino nascer… então é só aguardar. De qualquer forma, o ideal seria procurar um dentista pra avaliar, uma radiografia pode mostrar o posicionamento do seu dente dentro do osso, e aí o dentista vai esclarecer se está tudo ok. Assim você fica mais tranquila a respeito.

  54. Olá, tenho 16 anos e tem um dente nascendo no lugar do incisivo lateral direito, mas este já caiu e foi substituido. Acontece que o incisivo lateral esquerdo não caiu e continua sendo de “leite”. O incisivo esquerdo ainda pode cair? Este que está nascendo era para estar no lugar deste?

    1. Raissa, na sua idade os 2 últimos dentes são permanentes, primeiro e segundo molares. Eles nascem atrás dos dentes de leite, nenhum dente de leite cai pra eles nascerem. Então, você deve estar confundindo.

  55. Olá, tenho 14 anos, e a presa do meu dente esquerdo ta crescendo, e o direito não quer nascer ainda, demora esse processo pra eles crescerem? OBS: Dente de cima !

    1. Leonardo, isso varia de pessoa pra pessoa. Pode levar dias, semanas ou até meses. Mas, se um canino está nascendo, a tendência é o outro começar a nascer logo.

    1. Lívia, quando os dentes de leite caem, é sinal de que os permanentes estão a caminho. Mas pode levar dias, semanas… até meses.

    1. Se for mesmo o segundo pré, não é normal não, Davi. Os pré-molares já são dentes permanentes. Mas na sua idade pode ser que seja o segundo molar de leite e você esteja confundindo… porque aí seria normal.

  56. Oii, meu nome é Luana, tenho 13 anos e dois dos meus dentes nasceram errados, meio q eles não desceram completamente, só foram pro lado da gengiva. Com aparelho eu consigo consertar isso? E quanto tempo mais ou menos vou precisar ficar com ele (aparelho)?

    1. Luana, em princípio, qualquer problema de posicionamento dentário pode ser corrigido com aparelho ortodôntico. O tempo de tratamento depende do caso: 1 ano, 1,5 ano, 2 anos… peça pra um responsável acompanhá-la ao ortodontista pra fazer uma avaliação.

  57. Olá Dra! Meu nome é Maurício, tenho 19 anos e ha 8 meses atrás eu arranquei um dente canino que a minha dentista disse ser de leite, só que até agora não nasceu e isso me incomada demais mesmo na minha autoestima. Ela já realizou 2 cirurgias na gengiva, como ela diz “abriu um buraco” literalmente, enfim nem tenho sinal dele ainda.
    Tive essa experiência com o meu outro dente canino e demorou esse tempo pra nascer e nasceu sozinho sem cirurgia…
    Dra., acha que há possibilidade de meu dente não nascer ? Tem como fechar com o aparelho? Ou só colocando prótese? Ja devia ter tirado o aparelho, estou ha 4 anos com eles e não tirei ainda por causa desse dente, o que devo fazer? Pq estou desesperado, irei fazer um intercâmbio e preciso tirar o aparelho antes de viajar, pois não tenho condições de continuar tratamento fora do país.
    Obrigado!

    1. Mauricio, e sua dentista extraiu o dente de leite com que intenção? Aguardar o canino nascer? Ela nunca mencionou a hipótese de fazer tracionamento (“puxar” o dente com aparelho)? Difícil dizer se o dente vai nascer, principalmente considerando sua idade. E, sem saber qual o posicionamento do dente dentro da gengiva, não há estimar um prazo pra isso acontecer. Converse com a sua dentista, seja franco, assim como você foi comigo… peça que ela seja franca da mesma forma e explique as possibilidades do seu caso.

      Respondendo suas perguntas: sim, o espaço pode ser fechado com aparelho OU ser colocada uma prótese.

  58. Ola, meu nome e Lucas e tenho 10 anos, meus dois dentes caninos de baixo estão moles e tenho medo de eles não crescerem mais. Eles vão crescer de novo?

    1. Vão sim, Lucas. Os caninos inferiores de leite caem – e os permanentes nascem – entre os 9 e 11 anos de idade. Então, está na idade dos seus caninos estarem moles, mesmo.

  59. Olá. Meu filho esta hoje com sete aninhos. Observei q os dentes dele estavam demorando amolecer. Entao no início de dezembro ele teve q arrancar dois, pois eles ja estavam nascendo por tras. E os de leite não amoleceram. A dentista disse q os dente permanentes não estavam comendo a raiz. Fizemos uma panorâmica pra ver e notou-se que os dentes laterais tambem ja estavam subindo. E ela optou por arrancar. E tambem tirou um superior. Porem até agora nem um sinal dos permanentes. Estou preocupada. É normal demorar? Tem perigo ter arrancado antes da hora? O q devo fazer. Obrigada?

    1. Juliana, às demora um pouco, sim. Alguns dentes de leite, quando extraídos antes da hora, fazem mais falta, porque eles “guardam” o espaço dos permanentes. Em se tratando de dentes anteriores isso não é tão crítico, até porque a sua filha já está na idade dos dentes permanentes nessa região nascerem, mesmo. Acho que você nao precisa se preocupar.

    1. Não, Carolina. Os dentes têm uma época certa pra nascerem, e essa época varia um pouco de pessoa pra pessoa. É preciso ter paciência.

  60. Olá doutora, meu nome é Lucas e tenho 16 anos, aos 14 arranquei o dente canino de cima, e aos 15 arranquei o outro também de cima, e nesse ano agora de 2016 que o primeiro que eu arranquei veio a nascer, porém ele ainda não nasceu totalmente, e o outro ainda não nasceu, queria saber, se ele vai demorar muito pra nascer. Ah também tenho ainda dois dentes caninos de baixo que ainda são de leite, tenho vergonha de arrancar, pois já sofri bullying na escola por conta disso, queria saber se eu arrancar esses dois de baixo também, demoraria muito pra crescer, já que o outro levou quase 2 anos pra nascer?! Estarei esperando a resposta… Obg. Ainda nao fui ao dentista por questão financeira, meu país não priorizam muito isso.

    1. Lucas, parece que você tem um certo atraso na cronologia de irrupção dos dentes, mas isso não é um problema, em si. Dessa forma, pode ser que os caninos de baixo demorem pra nascer, também. Mas você não precisa extrair os de leite, eles podem ficar até que os permanentes nasçam.

  61. Olá doutora. Meu filho tem 8 anos, está com muita vergonha porque os dois dente da frente caíram, tem alguma coisa que posso fazer, por exemplo um prótese temporária?
    Obrigada!

    1. É uma possibilidade, Tatiane. Mas os dentes dele logo vão nascer e, por causa disso, é bom que o espaço esteja livre. Leve-o a um odontopediatra pra avaliar.

  62. Olá, meu nome é Gabriela, e meus dois dentes da frente do lado direito cairam, e eles estão demorando para nascer, tenho 11 anos, isso e normal?

    1. Gabriela, na sua idade, dependendo de quais dentes são esses, pode ser normal, sim. Peça que um responsável acompanhe você ao dentista pra avaliar.

  63. Os dentes de leite do meu bebe estao nascendo aos pares, porem nasceu um do lado esquerdo ha mais de tres meses e seu correspondente nao, e depois disso ja nasceram mais dois tambem aos pares… devo me preocupar com esse homologo que nao nasce?

    1. Em princípio não, Gislaine… isso acontece. De quaquer forma, seria bom levá-lo ao odontopediatra pra avaliar.

  64. Oi, eu tenho 17 anos e em maio do ano passado soube que meu canino direito ainda era de leite e o arranquei, o dentista falou que ele ia demorar pra nascer, e esses dias a pontinha dele saiu. Além de estar sentindo muita dor de cabeça, a gengiva fica coçando um pouco, queria saber se ele vai demorar muito pra crescer tudo ou isso é relativo de cada pessoa.

    1. É relativo, Karina. Já é excelente que ele tenha aparecido, na sua idade isso poderia nem ter acontecido mais. Caso demore ou ele pare por aí, ainda é possível “puxá-lo” com aparelho.

      1. Olá doutora, tenho 14 anos e desde pequena sempre tive problemas com o crescimento dos meus dentes, o que acaba me incomodando muito, coloquei aparelho no final de fevereiro de 2015 por conta do meus dentes serem separados, mas acabei descobrindo coisas muito além do que eu imaginava, usei aparelho no céu da boca e agora coloquei outro para que minha mandíbula não crescesse mais que o normal, porém todos os meus dentes de baixo ja nasceram, até os sisos, mas ja os de cima são um problema, ha uns 6 meses o meu canino do lado direito caiu, mas ja ta crescendo, ao contrário do esquerdo, que ainda não caiu mas ta muito mole, e o permanente ja ta nascendo, eu não quero tirar por ter vergonha de ficar sem os dois dentes caninos com a idade que eu tenho… Mas não é só o canino do lado esquerdo que eu não tenho, é o primeiro pré molar, segundo pré molar e o primeiro molar.
        Eles vão demorar para crescer? E é normal isso acontecer com a minha idade ? O que eu faço, me ajude OBRIGADA !

        1. Camila, aos 14 anos você já poderia ter todos os dentes permanentes, mas não é por haver um pequeno atraso que há algo errado. Os seus sisos só vão nascer depois dos 17 anos, então os dentes que você tem “por último” são os segundos molares. Os caninos permanentes, pra nascerem, terão que ocupar o espaço dos de leite, então os de leite vão cair… compreendo que você não queira ficar “banguela” por uns tempos, tem que ser assim. Pode levar mais algumas semanas para os detes permanentes nascerem. Procure ficar tranquila.

  65. Oi, tenho 16 anos e quando eu tinha 11 anos já tinha trocado todos os dentes, ai nasceram mais 4 dentes la no final da gengiva, só que teve um que parou de nascer, todos nasceram certinho, e esse ficou apenas com a ponta toda de fora, será que ele ainda vai terminar de nascer?

    1. Larissa, pela idade que esses 4 dentes nasceram, eram os segundos molares. Pode ser que o que ficou “mais baixo” esteja anquilosado (“preso no osso”), ou simplesmente o espaço não era suficiente. Provavelmente ele não deve crescer mais. Seus sisos, que são os terceiros molares, ainda devem nascer… então sugiro que você procure um dentista pra fazer uma radiografia panorâmica e avaliar se está tudo ok, é uma boa idade pra isso.

  66. Hola Ana Tokus, eu queria saber o que aconteceu com meu dente incisivo lateral, porque ele caiu desde meus 9 anos de idade e agora estou com 14 anos e ele não nasceu mais, isso é normal? Tem alguma chance de ele nascer de novo ? Obrigado.

    1. Ronald, na sua idade ele não deve mais nascer. Ou ele não existe mesmo, ou está mal posicionado dentro da gengiva e não conseguiu nascer. Pra tirar a dúvida, procure um dentista pra avaliar, uma radiografia panorâmica vai mostrar o que está acontecendo.

  67. Tenho 12 anos e 9 meses e meus dois dentes caninos superiores cairam em outubro de 2015, um deles nasceu a pontinha mas o outro nao aconteceu nada, é normal cair dente nessa idade? Quanto tempo em média demora pra nascer?

    1. Sim Beatriz, os caninos de leite caem e os permanentes nascem mais ou menos na sua idade. Considerando isso, não deve demorar pra nascer os permanentes (pode levar dias, semanas ou mais).

  68. Olá! O dente canino esquerdo da minha filha não nasce faz uns 3 nos, ela tinha 7 anos quando arrancou, e normal ou não ?

  69. Boa tarde,
    Tenho um filho de 6 anos e meio e o incisivo superior dele caiu desde outubro passado, e até agora o permanente não nasceu… nao tem nem sinal…. É normal esse tempo de espera?

    1. Pode ser sim, Lizandra. Os incisivos centrais inferiores geralmente nascem entre os 7 e os 8 anos. Então, seu filho ainda está na idade.

  70. Doutora, tenho 13 anos e uns 4 ou 5 dentes de cima da frente (não o os dois do meio) caíram já faz muuuuuuuuuuuito tempo mesmo! Tipo, mais que 6 ou 7 ou até mesmo 8 ou 9 mesesm e estão muito pequenos ainda, isso é normal? Já me falaram que poderia ser falta de cálcio, porém ainda fico muito preocupado, é normal? Apenas um está ganhando forma que acredito ser o mais velho.

    1. Davi, se eles estão aparecendo, deve ser normal, sim. Às vezes demora, mesmo. Mas aos 13 anos você não deveria ter dentes anteriores nascendo, exceto os caninos. Peça pra um responsável levar você ao dentista pra avaliar, assim você já fica mais tranquilo a respeito.

  71. Tenho 17 anos e eu tinha 2 dentes de leite, ambos caninos, eu os arranquei em agosto de 2015 e até hoje um dos caninos (o esquerdo para mim) não nasceu, nem mesmo a ponta apareceu. Já o direito nasceu completamente, na radiografia mostra o dente permanente em cima do de leite (pois eu fiz essa radiografia antes de arrancar os dentes). Irei procurar um dentista assim que possível, mas gostaria de saber sua opinião para saber quais as chances desse dente descer sem precisar de uma cirurgia. Obrigado desde já.

    Obs: Esqueci de dizer que ao meu ver existe espaço suficiente para ele descer.

    1. Gustavo, ainda há chance. A chance diminui se a raiz do seu canino permanente já estiver completamente formada, aí o dente não costuma mais ter “força” pra nascer sozinho. Se ele sair pelo menos um pouquinho, já se evita a cirurgia, pois será possível alinhá-lo aos demais só com o aparelho. Procure um ortodontista pra avaliar.

  72. Olá, minha filha tem problema pra arrancar os dentes em casa pois eles amolecem mas nunca desprendem da gengiva totalmente, e sempre quando levamos ela pra arrancar os dentes com um dentista já tem um permanente nascendo por trás. Porém o último dente que amoleceu também não desprendeu totalmente da gengiva, a parte de trás soltou mas a da frente continuava grudada, ai começou a doer, deixar a gengiva avermelhada, então como nas outras vezes levamos ela ao dentista para arranca-lo, acontece que isso foi em setembro e até agora o dentinho não nasceu. É possível que ela tenha arrancado antes do tempo?

    1. Anderson, nem sempre o dente permanente nasce logo em seguida da extração do de leite. Pode levar dias, semanas ou até meses. Depende mais da idade da sua filha do que do fato do dente ter sido extraído antes da hora (o que eu acho que não aconteceu).

  73. Olá, meu nome é Danielly, tenho 12 anos, meus dois dentes pontudos eu arranquei eles em julho, e nós ja estamos em dezembro e nunca nasceu, ta so uma pontinha, o que eu faço? Eles demoram quanto tempo pra nascer?

    1. Danielly, se tem uma pontinha, ótimo… sinal de que seus dentes existem e estão relativamente bem posicionados. Em princípio é só aguardar, você está na idade deles nascerem (pode demorar dias, semanas ou meses). Seria bom fazer uma radiografia e avaliação no dentista, pra ver se está tudo ok, além de confirmar se há espaço pra esses dentes nascerem sem problemas.

  74. Olá, meu nome e Kathelly e tenho 10 anos, ano passado meus 2 dentes pontudos de cima cairam e nos estamos em Dezembro, e ele ainda só ta a pontinha, eu não aguento mais esperar, o que eu faço?

    1. Kathelly, se você fala dos caninos, ainda é um pouco cedo pra eles nascerem. Entendo a sua “pressa”, mas os caninos superiores nascem entre os 11 e 12 anos de idade. Então, não há muito o que fazer além de esperar. Sugiro que você peça a um responsável pra levá-la ao dentista e fazer uma radiografia panorâmica, assim é possível saber se está tudo ok com os seus caninos dentro da gengiva.

  75. Doutora meu dente eu arranquei no começo de novembro do ano passado e ainda nao cresceu. Ele pode crescer ainda? Eu posso colocar o aparelho pra fechar meu dente?

  76. Doutora, tenho 15 anos e apenas meu canino direito de leite ainda não caiu, mas o permanente nasceu (quase todo) e está sobre ele. Se eu extrair o de leite, quanto tempo o permanente demoraria para descer?

    1. Luise, extrair o de leite ajuda no sentido de liberar o espaço para o dente permanente nascer. Mas não dá pra ter certeza de quanto tempo vai demorar pra isso contecer… pode levar dias, semanas ou meses.

  77. Doutora, meus dois segundo molares superiores não nasceram ainda. Ontem eu estava com uma dorzinha do lado esquerdo e fui à dentista. Ela avaliou tudo e disse que a única coisa que poderia causar aquilo era a erupção do meu molar esquerdo, pois meus dentes, minha gengiva, estava tudo ok. Aí ela tirou o Raio X e nele apareceu o meu 2 molar lá em cima, coladinho na raiz do meu 1 molar, isso que estava causando a dor, pois meu dente não tem espaço pra nascer em nenhum lado, e o esquerdo está pressionando a raiz do ao lado, o 1 molar. Então ela sugeriu que eu fosse primeiro ao ortodontista para que ele, já que terei que usar aparelho, me diga como proceder com esse dente, se devo extrair o 1 molar p que ele tenha espaço pra nascer ou se ele faz algo pra dar espaço e tracionar o segundo. Porém, eu tenho os dois segundo molares de baixo erupcionados, então se extrair os primeiros de cima e depois puxar os segundos com aparelho para ocupar o lugar do segundo, os de baixo podem “crescer”, certo? E se tracionar, como daria espaço se meus dentes são juntinhos?
    Outra questão é do meu primeiro pré molar… ele sempre bateu errado no seu antagonista, mas certo dia, eu fui comer batata frita e a pontinha dura dela “bateu em pé” entre os 1 e 2 pré, doeu muito, depois passou, mas senti o 1 um pouco “diferente” em questão de posição o resto do dia e até hoje. No consultório, nem comentei nada, mas ela verificando tudo, disse que esse dente “girou” e por isso faz maior pressão no seu antagonista, mas que isso seria corrigido com aparelho. O dente pode “girar” assim mesmo? Eu o sinto estranho, sim, mas olhando no espelho, ele está igual ao pré do outro lado! Como minha dentista constatou isso só de olhar com o espelhinho? (Constatou certo, mas como, bem difícil kkkk). Isso se conserta com aparelho, certo?
    Ela também viu, porque eu comentei, a minha restauração no 21, aí ela olhou e disse “Hum… quebrou um pedacinho da restauração, por isso você sente essa pulsação, com o tempo, pode ter infiltração sim, então temos que trocar. Ainda não infiltrou, pois é recente, mas pode infiltrar”. Então ela pegou a cureta (eu acho) e raspou um pouquinho a borda de cima, que teve um pedacinho quebrado, bem pouca coisa que raspou. Mas não restaurou hoje.

    1. Karen, se a extração for feita e você estiver de aparelho, o próprio aparelho evita que os demais dentes entortem e, portanto, que o antagonista “cresça”. Pra tracionar o segundo molar, se for o caso, antes o ortodontista vai abrir o espaço necessário. Sim, um dente pode girar… e isso se corrige com aparelho.

      1. Dra, meu nome é Amanda, tenho 21 anos e foi preciso arrancar um dente meu ha dois meses atrás. Não sei dizer qual é o dente (arranquei um, e depois dele tem os dois ultimos). A minha dentista falou que não nasceria outro, que no meu caso seria só implante, pois alegou não ser dente de leite. Porém a mesma tem condutas duvidosas por outros episódios que já vivenciei. A senhora pode me dizer quanto tempo leva p nascer um dente e se realmente ele não irá nascer ? Obrigada.

  78. Minha filha de 6 anos cariou os dentes de leite muito cedo e quebrou os dois da frente parte de cima em abril de 2015, ja completou 7 meses que foi extraido pelo dentista e ainda nao nasceram os permanentes, que faco, por favor me ajude.

    1. Sara, em princípio não é preciso fazer nada. Os incisivos centrais superiores nascem lá pelos 7 anos de idade, portanto, não deve ter chegado o momento, ainda.

  79. Olá, tenho 17 anos e recentemente arranquei um dente canino no dentista pq o definitivo já estava a empurrar o dente de leite, e como me estava a magoar eu decidi ir ao dentista remover, mas ainda só tem uma pontinha muito pequena (eu fiz o raio X e o dentista disse que podia arrancar). Mas eu queria saber quanto tempo demoraria para nascer todo, pq eu tenho vergonha de andar sem dente e ter 17 anos.

    1. Isso varia, Rita… podem ser dias, semanas ou meses. Se você já vê a pontinha do dente, ótimo, sinal de que não deve demorar.

  80. Boa tarde, minha filha tem 06 anos, completará 07 em abril, ela teve uma cárie no segundo molar e afetou o canal, e o dentista sugeriu extrair pelo fato de que na hora de tirar a cárie não ter sobrado coroa suficiente para fazer a restauração, e também logo esse dente cairá! Estou muito preocupada, esse dente está aberto porque quando fecha ela tem dor, não quero que ela se traumatize com uma extração sendo tão pequena, e tenho medo que perca espaço e quando o permanente for nascer prejudique os que estão ao lado. Gostaria de ter sua opinião!

    1. Gisele, se tem que extrair, tem que extrair. Não há motivo nenhum pra trauma, é um procedimento relativamente simples, com anestesia local. Mas é provável que seja preciso instalar um mantenedor de espaço (um dispositivo que preserva o espaço do dente permanente que vai nascer), porque o segundo pré-molar, que vai substituir o segundo molar de leite, só vai nascer quando sua filha tiver entre 10 e 12 anos. É bastante tempo. Converse com o dentista sobre isso.

  81. Olá, caíram os dois dentes de cima da minha filha e já vai fazer 9 meses, eles não nasceram ainda, estamos ficando preocupados, e normal demorar tanto, sendo que nem sinal eles deram??

    1. Flávio, pode ser normal, sim. Depende de quais dentes são. O ideal é levá-la a um odontopediatra pra avaliar.

  82. Olá, tenho 10 anos e os dentes permanentes meus só nasceram a pontinha, e faz mais ou menos 3 a 4 meses que eu ja perdi os de leite, isso é normal ou não? Ou tenho que fazer um implante ????

    1. Em princípio é normal, Camilla. Às vezes os dentes permanentes demoram alguns meses pra nascer depois que os de leite caem. Se você vê a “pontinha” deles, é um ótimo sinal.

  83. Olá, tenho 16 anos e meu dente de leite da frente caiu, eu tinha ido no dentista aos 13 pra ver esse meu dente da frente, ele me disse que eu teria que passar por uma cirurgia a laser pra poder tira-lo se não ele poderia nascer por cima do dente de leite so que de uma semana pra cá ele ficou mole e caiu, eu queria saber se ele vai crescer normal ou encavalado e quanto tempo pode demorar, pq sabe na minha idade ficar sem dente é motivo de chacota kkkkkk

    1. Jorge, não dá pra afirmar se o seu dente vai nascer sozinho apenas com base na sua descrição… me parece que não, já que você disse que, anteriormente, o dentista falou em necessidade de cirurgia. Então sugiro que você procure seu dentista pra reavaliar e ver se é preciso intervir.

  84. Oi! Tenho 12 anos e tem um dente meu que arranquei com 8 anos e ate hj ainda nao cresceu e tem dois embaixo que ta pra arrancar mas n vai crescer, ai eu queria saber se eu implanto ou entao coloco aparelho, mas se eu colocar o aparelho pd fechar os espaços que tem na minha boca ?

    1. Eduarda, aos 12 anos não é hora de se falar em implante, você ainda tem dentes permanentes pra nascer. Sugiro que você peça pra um responsável acompanhá-la ao dentista pra avaliar, uma radiografia panorâmica vai mostrar como estão, dentro da gengiva, os dentes que ainda não nasceram, se falta algum, se está tudo ok, etc.. Pode haver indicação de aparelho, sim.

  85. Olá, tenho 14 anos, meu canino esquerdo foi extraido há uns 3 ou 4 meses, ele está no ceu da boca, mas aos poucos se encaminha para o lugar certo (nunca tive caries), quanto tempo mais ou menos ele demora para chegar no lugar?

    1. Depende, Bruna. Cada caso é um caso. Não tenho como sugerir um tempo de tratamento sem examinar você. Converse com o seu dentista, ele é o único que pode dar uma previsão.

  86. OLÁ ANA, BOM DIA… MEU FILHO TEM 5 ANOS E HÁ UMAS DUAS SEMANAS ATRÁS ELE CAIU E ABALOU O DENTE DA FRENTE ATÉ QUE CAIU, GOSTARIA DE SABER SE DEMORA PARA NASCER O PERMANENTE E SE PREJUDICOU O MESMO? AGUARDO SUA RESPOSTA OBG. PELA ATENÇÃO.

    1. Alessandra, os dentes superiores da frente nascem mais ou menos aos 6 anos. Não dá pra afirmar que houve algum dano ao permanente, é provável que não, já que a raiz do dente leite já devia estar bem reabsorvida nessa idade. O ideal é procurar um dentista / odontopediatra pra avaliar.

  87. Boa Noite!
    Meu filho tem 8 anos e seu dentinho de leite de cima já caiu ha mais de um ano, apesar do tempo que faz o permanente ainda não nasceu. A gengiva já está inchada, dá até pra ver que os permanentes estão lá, no lugar certinho, mas não saem de jeito nenhum. O que devo fazer…

    1. Em princípio nada, Mari. É só aguardar. Se você for se sentir mais tranquila, leve seu filho ao odontopediatra pra avaliar.

  88. Dra. Boa tarde.

    Os dois dentes de leite superiores frontais do meu filho já cairam há mais de três meses e não aparece nem a pontinha do outro dente. Isso é normal??
    Att;
    Clariana.

    1. Provavelmente sim, Clariana. Às vezes demora uns meses para o dente permanente nascer. Leve-o a um odontopediatra pra avaliar, até pra você ficar mais tranquila quanto a isso.

  89. Tenho 14 anos. Tá com +/- 1 ano que arranquei o canino superior esquerdo e ainda não nasceu, quando fui no dentista para tirar foi meio que forçado, pois o permanente estava saindo por cima do de leite, ai tirou o de leite e “empurrou” fez algo para que o dente voltasse para o canto certo, hoje, está um pouco fundo e escura a gengiva (na área do deste dente). Menos de uma semana atrás caiu o 2º pré-molar do mesmo lado já está nascendo, a uma distancia do 1º pré-molar, se fosse falta de espaço o dente não estaria saindo agora? Pois empurraria o dente p lado e ficaria espaço para que ele saia. O que fazer?

  90. Olá Dra, minha filha tem 15 anos e caiu uma presa do lado esquerdo dela, e esta demorando muito pra crescer, acha que isso é normal? Ou tem algo que posso fazer para que cresça mais rapido?

    1. Marilia, embora haja um certo atraso, pode ser que seja normal, sim. Sugiro que você a leve ao dentista pra avaliar, uma radiografia panorâmica vai mostrar a posição desse dente dentro da gengiva e se está tudo ok pra ele nascer.

  91. Olá,
    Minha filha tem 12 anos e há + ou – 2 anos ainda não nasceram os incisivos centrais superiores. O que devo fazer?

    1. Procurar um dentista, Renata. É preciso um exame mais detalhado, incluindo radiografia, pra determinar a razão desses dentes não terem nascido, ainda.

  92. Boa noite Dra. Antes de tudo parabéns pela forma tão clara que entende e responde a todos os questionamentos. Li as respostas anteriores e acho que já sei a resposta de quase todas minhas dúvidas. Minha filha tem 6 anos, os incisivos laterais ficaram molinhos durante uns 5 meses, demorando pra cair de vez, ai caíram ambos em abril, só que somente o dente do lado esquerdo nasceu e está quase do tamanho normal. O do lado direito nem sinal. Porque só um nasceu e o outro não? Li nas outras respostas que a idade para isso acontecer é até os 8 anos. Você tem informações por que minha filha tem essa troca de dentição precoce de alguns dentes? Um abraço, obrigado pela atenção e bom trabalho.

    1. Almir, realmente essa troca está um pouquinho precoce, mas, em princípio, sem problemas. Acho que seria interessante procurar um dentista / odontopediatra pra fazer uma radiografia e ver se está tudo ok com o dente que ainda não nasceu, porque não é incomum casos de agenesia (não-formação) de incisivos laterais… embora, se o de leite caiu, deve ser porque o permanente “vem vindo”.

  93. Olá… tenho 11 anos e tenho 2 dentes que ainda n nasceram. Acho q faz 3 ou 2 anos que eles não crescem. Um deles está só uma pontinha, mas n nasce… o que eu faço ??

    1. Renata, não é incomum que aos 11 anos você ainda não tenha todos os dentes permanentes. Provavelmente não há problema algum, só é preciso esperar. Peça que um responsável acompanhe você ao dentista pra avaliar, assim você fica mais tranquila.

  94. Olá Dra. Tenho um menino de 4 anos, ele bateu o dentinho da frente de cima ha alguns dias, mas estou achando que tá ficando um pouquinho mais escuro que o outro e parece que tá querendo ficar mole, e agora, posso deixar ele quietinho lá para ver se não cai?
    Estou muito preocupada!

    1. Sibelle, se houve uma batida, o mais prudente é procurar um dentista / odontopeadiatra pra ver se houve algum dano mais sério (inclusive ao dente permanente que está dentro da gengiva). O escurecimento do dente de leite pode revelar um problema de canal, por exemplo. E sim, pode acontecer desse dente acabar caindo antes da hora.

  95. Olá Dra. Bom, tenho 13 anos, quase 14, e meu dente canino de leite caiu ha um mês atrás, ele já apontou e apareceu uma parte significativa (bem mais q apenas uma pontinha), mas confesso q estou ansiosa para que ele cresça rápido, e gostaria de saber quanto tempo em média leva para q ele cresça. (obs: nunca tive cáries, meus dentes não são tortos e eu tenho uma ótima saúde bucal). Obrigada desde já.

    1. Não existe “tempo médio”, Isabela… cada organismo é diferente. Mas se as condições são essas que você descreve e, havendo espaço disponível no arco, não deve demorar… quem sabe mais alguns dias, 1 mês…

    1. Kathelyn, se elas existem, estiverem bem posicionadas e as raízes delas ainda não tiverem se formado completamente, há chances desses dentes nascerem normalmente. Mas nós não sabemos se essas condições existem… então, pra saber, só procurando um dentista pra avaliar e, inclusive, fazer uma radiografia pra verificar essas coisas.

  96. Dra, bom dia
    Já faz 1 mês que o dente de leite da frente, superior, do meu filho caiu, logo o permanente começou a nascer mas “parou” na metade, não nasceu todo. Ele tem 8 anos, o que pode ser?
    Aguardo uma resposta. Obrigada.

    1. Cibele, talvez não seja nada… às vezes a irrupção dos dentes dá uma pausa mesmo, sem maiores consequências. De qualquer forma, seria interessante a avaliação de um odontopediatra, até pra você ficar mais tranquila quanto a isso.

  97. Olá, eu tenho 12 anos e meus dois caninos (de cima) ainda não nasceram, um arranquei faz alguns meses e o outro faz um tempinho já, queria saber o porquê da demora deles nascerem e se posso usar aparelho sem ter eles, ou eu vou precisar ir ao dentista e dar um cortezinho para eles nascerem? Obrigada 🙂

    1. Eduarda, os caninos superiores nascem mais ou menos na sua idade mesmo, não há uma demora, necessariamente. Às vezes leva mais tempo, mas não quer dizer que haja algum problema. Sugiro que você peça que um responsável acompanhe você ao dentista pra fazer uma radiografia e avaliar, assim é possível verificar se está tudo ok com os seus dentes dentro da gengiva e se é só esperar eles nascere, normalmente. Em princípio, o ideal é aguardar que todos os dentes permanentes nasçam pra só aí colocar aparelho fixo.

  98. Olá, tenho 18 anos e meu dente de leite nunca amoleceu, duro feito uma pedra. Ja fiz o raio x e mostrou q ele ta atravessado dentro da gengiva, e agora o danado ta nascendo atras do outro. Alem disso, vou ter q usar aparelho pra baixar os dois da frente, e queria saber se arrancando o dente que é duro feito pedra, o outro que tao nascendo mais atrás vao pro lugar dele?

    1. Jennifer, havendo espaço, é possível que o dente permanente ocupe o local do dente de leite extraído, sim. O completo alinhamento é improvável, o que será corrigido com o aparelho ortodôntico depois.

  99. Meu bebê nasceram os 2 dentinhos superiores, demorou pouco tempo para apontar e sair, só que faz uns 2 meses que os dentinhos inferiores apontaram e até agora nada de sair todo, estou achando estranho, será que está acontecendo alguma coisa de errado?

    1. Anee, às vezes demora um pouco mesmo, não quer dizer que haja alguma coisa errada. MAs se você achar necessário, leve seu bebê a um odontopediatra pra avaliar, é uma ótima ideia mesmo que não haja nenhum problema, a partir do momento que o bebê já tem dentes, é importante a orientação de um dentista quanto à higienização, etc..

  100. Ola doutora, eu tenho 12 anos e eu tirei meu dente canino que estava mole ja faz 3 meses, mas ainda nem apontou, é normal demorar tanto assim ? Eu to com medo dele nao crescer mais, que eu tenho que fazer ?

    1. Amanda, às vezes demora… não quer dizer que haja nada errado. De qualquer forma, pra você ficar mais tranquila e ver se está tudo bem, peça pra um responsável acompanhá-la ao dentista pra avaliar.

  101. O meu filho tem 7 anos e em novembro caiu-lhe o primeiro incisivo superior. Até hoje ainda não rompeu o dente definitivo. A gengiva está muito inchada e, há cerca de três semanas, começou a ficar roxa. O segundo incisivo caiu-lhe uma semana depois e o definitivo rompeu logo. Começo a ficar preocupada. Será normal?

    1. Sara, pode ser normal, sim. Mas considerando que você relata a gengiva arroxeada, pode ser que ela esteja um pouco mais fibrosa na região, dificultando a irrupção do dente permanente. Seria bom levar seu filho ao dentista / odontopediatra pra avaliar, às vezes é necessário fazer um cortezinho na gengiva pra liberar o nascimento do dente.

  102. Eu hoje arranquei 2 dentes de leite, tenho 15 anos e 1 dos dentes molares grandes acho que ficou la um pedaço pequeno, que devo fazer ? E quando la toco ele começa a sangrar.

    1. Ruben, se você acha que ficou um pedaço do dente, procure seu dentista pra ele verificar e retirar, se realmente for o caso.

  103. Dra. TENHO 15 ANOS, E MEU DENTE CANINO CAIU APENAS 1 DO LADO ESQUERDO, ENQUANTO O OUTRO NÃO CAIU, O QUE CAIU NÃO CRESCEU ATÉ AGORA, POIS EU ARRANQUEI ELE PORQUE ESTAVA MEIO MOLE, SO QUE ESTOU PREOCUPADO SE ELE VAI CRESCER :/ OU NÃO ! SE NÃO CRESCER VOU TER QUE FAZER O QUE ?

    1. Danilo, sugiro que você peça a um responsável que o acompanhe ao dentista / ortodontista pra fazer uma radiografia panorâmica, dessa forma será possível verificar se o seu dente permanente existe e se está bem posicionado para nascer normalmente. Se não estiver – ou não existir -, o espaço pode ser fechado com aparelho ou feito implante daqui a uns anos. Outra possibilidade é “puxar” o dente pra fora com aparelho.

  104. Olá, tenho 12 anos, faço 13 em Julho, os meus dentes são bem pequenos (principalmente os de trás), eu uso aparelho e o braquete está colado na gengiva já, eu não consigo usar muito o fio dental, e quando passo sempre sangra, eu queria saber se é normal meus dentes serem pequenos e se eles podem crescer mais ainda ?

    1. Camile, pela sua descrição os seus dentes não são pequenos… e sim a gengiva é que está “grande”. E se você usa aparelho, parece que a razão disso estar acontecendo é a dificuldade de higienização… por causa do acúmulo de placa bacteriana, a gengiva inflama e começa a “crescer”, o que se chama “hiperplasia”. Sugiro que você converse com o seu ortodontista pra resolver isso e, enquanto isso, procure escovar muito bem os dentes.

  105. Olá, eu tenho 13 anos, e uso aparelho já faz um ano, e tenho 2 dentes que estão demorando muito pra nascer, são o meus caninos, o do lado direito está em cima com a ponta, ele tem q descer pra eu colocar o aparelho nele pra ele alinhar, já o da esquerdo ta com uma pontinha, o único problema q eles estão demorando muito pra nascer, e eu queria saber o que eu devo fazer pra acelerar o crescimento pra eu alinhar eles, ate pq nem um sorriso eu posso dar de vergonha.

    1. Milene, embora eu compreenda que você fique com vergonha, não há uma forma de acelerar o crescimento dos seus dentes… se eles já aparecem e há espaço pra eles nascerem, daqui a pouco eles nascem! Quando for possível, seu ortodontista vai colar bráquetes neles e passar o fio nos bráquetes, e aí eles vão alinhar com os outros rapidinho. 🙂

  106. Boa noite, meu filho tem 6 anos, agora a noite está reclamando se dor no dente ,achei estranho e fui olhar e vi que no lado direito la onde deve nascer o siso está inchado, isso é normal?

    1. Carla, aos 6 anos ainda não é o siso (terceiro molar), isso é só lá pelos 17 anos, mas o primeiro molar permanente. Considerando a idade do seu filho, está na hora desse dente nascer, mesmo… então esse inchaço deve ser por causa disso.

  107. Tenho 23 anos e meu dente de leite quebrou. Faz canal? Devo extrair e implantar outro? Ainda dá tempo de crescer o permanente?

    1. Thamires, o ideal seria extrair o dente de leite… não acho que valha a pena fazer canal. Nesse caso, se o permanente não existe, poderia ser feito implante ou fechamento do espaço com aparelho, dependendo do caso. Já se o permanente existe, ele certamente não vai nascer sozinho, então é preciso verificar junto ao dentista a possibilidade de “puxar” esse dente pra fora com aparelho, procedimento chamado de “tracionamento”. Procure um ortodontista pra avaliar.

  108. Olá, tenho 15 anos e o meu canino já esta a apontar, mas não fura, já do outro lado também me aconteceu isso e demorou aproximadamente 2 anos a ele se formar todo e sair, mas esta muito em cima, de volta ao dente que esta a furar ele esta a demorar muito tempo e para não ter de esperar mais 2 anos para poder por aparelho tem algum método para fazê lo crescer mais rápido ? Obg

    1. Maria, o único método pra fazer seu dente “crescer mais rápido” no seu caso é com tracionamento, ou seja, “puxar” o dente pra fora com aparelho. Mas talvez isso não seja necessário e seu dente nasça normalmente, mesmo com essa demora aparente. Sugiro que você procure um ortodontista e faça uma avaliação.

      1. Dra. Meu filho tem 7 anos e os dentes superiores da frente caíram em novembro de 2014, e já estamos em maio de 2015 e nada de aparecer nem as pontinhas, isso é normal? Estou muito preocupada.

        1. Pode ser normal sim, Claudia. Às vezes leva um tempo entre a queda do de leite e o nascimento do permanente… dias, semanas, meses. Esses dentes nascem entre os 7 e 8 anos de idade, então, por enquanto, seu filho está na idade. De qualquer forma, se você for ficar mais tranquila, leve-o a um dentista / odontopediatra pra avaliar.

          1. Obrigado pela informação Dra, é que realmente achei o espaço de tempo muito longo tendo em vista que conheço outras crianças e já nasceram os dentinhos. Mas se esta dentro da normalidade já fico mais tranquila.

            Grata

  109. Olá, tenho 14 anos. Meu dente ciso (lado direito) está nascendo, está doendo muito e a gengiva inflamada. Minha mãe disse que caso não saia, preciso ir ao dentista e furar a gengiva pra sair o dente.

    Gostaria de saber se essa “operação” pra furar a gengiva dói? Me responda por favor com urgência (quando ouço ou vejo falar qualquer coisa assim fico muito nervoso e começo a sentir dor até mesmo onde não tem)! Obrigado!

    1. Patrick, não é bem assim. Se houver espaço, seu siso deve nascer sem problemas, não é a gengiva que impede isso. Claro, pode ser que haja uma “sobra” de gengiva sobre o dente, o que dificultaria a higienização, e nesse caso poderia estar indicada a remoção dessa gengiva… mas mesmo assim não seria pra “ajudar” o dente a nascer. Fique tranquilo, procure um dentista pra avaliar, uma radiografia panorâmica pode mostrar como está o posicionamento desse e dos outros sisos, se há necessidade de extrair um ou mais, além de tirar a dúvida sobre o espaço disponível.

      1. Boa noite,

        Minha filha tem 6 aninhos, os dois dentinhos de cima amoleceram mas não cairam, então levei a uma dentista e ela tirou os dentinhos, disse que os permanentes ja estavam vindo, mas já faz 5 meses e esses dentinhos não apareceram, o que fazer?

        Patrícia Alves

        1. Nada, Patricia. Foi feita radiografia? Se a dentista julgou que os dentes vão nascer normalmente, é preciso aguardar. Às vezes demora um pouco, mesmo.

          1. Tudo bem, até porque não há atraso na irrupção dos dentes da sua filha. De qualquer forma, se você for ficar mais tranquila, pode procurar novamente a dentista e pedir pra fazer uma radiografia. É como eu disse, não é uma necessidade, porque oficialmente está tudo bem, mas aí haveria certeza se está tudo dentro da normalidade.

    1. Isso varia muito, Valentina. Depende de quando o dente de leite caiu (se caiu) e da idade da pessoa. Pode levar 2 semanas, pode levar 1 ano.

  110. Tenho 11 anos e meu dente de leite caiu vai fazer 2 anos, mes 6 e nao nasceu ainda, fui ao doutor e ele disse que ia nascer, mas espero ate hoje.

    1. Mileny, depende de que dente estamos falando. Aos 11 anos é normal que alguns dentes permanentes não tenham nascido ainda.

  111. Olá doutora, tenho 13 anos e meu dente de cima, o segundo do lado direito, caiu faz mais ou menos 3 meses, e ele não da nenhum “sinal de vida”. Ja estou ficando muito preocupada, o que eu faço?

    1. Victoria, em princípio, nada. Ele deve nascer normalmente. Mas se você for ficar mais tranquila, peça pra um responsável acompanhá-la ao dentista pra avaliar.

  112. Meus dois dentes caninos caíram em abril do ano passado, tenho doze anos e meus dentes demoram muito para crescer, estão bem pequenos, ainda. O que eu faço?

    1. Julia, se você já vê parte deles na gengiva, ótimo, quer dizer que eles existem e estão relativamente bem posicionados pra nascerem sozinhos. Então, não há muito o que fazer além de aguardar, até porque você ainda está na idade deles nascerem sozinhos. De qualquer forma, se você for ficar mais tranquila, peça pra um responsável acompanhá-la ao dentista pra fazer uma radiografia panorâmica e verificar se está tudo ok.

  113. Ola Doutora,
    Tenho 20 anos, to com tres dentes do siso nascendo, dois em cima e um embaixo do lado esquerdo, o do lado esquerdo da pra ver uma parte do dente, detalhe tenho mt dor no dente do lado. Depois q meus dentes do sisos começaram a nascer começou a estourar as veinhas da lingua e começa a amortecer, e normal, so vou voltar na minha dentista em maio.
    Agradeço desde ja.

    1. Andreza, não, não é normal. Não sei ao certo o que você quer dizer com “estourar as veinhas da língua”, você não estaria mordendo a língua? Enfim, se der pra ir ao dentista antes, melhor.

  114. Ola doutora, tenho 15 anos, esse ano faço 16 e ainda tenho um dente canino, e ele não esta mole nem nada, o que eu faço doutora, eu uso aparelho ha quase um ano, devo arrancar ele ? Me ajude pfv.

    1. O que o seu ortodontista diz a respeito, Marcela? Que o canino vai nascer? Que é preciso “puxá-lo” pra fora com o aparelho? Depende da situação…

  115. Olá… Então, meu dente canino começou a amolecer nas férias, mas nunca amoleceu tanto, tanto é que eu até pensei que fosse algo passageiro ou até normal porque eu achava que já havia arrancado esse dente, só que agora ele ta mais mole do que antes e eu estou com medo de que amoleça mais, pois se for permanente não nascerá mais, certo? Eu já fui no dentista mas sempre era para fazer outra coisa e eu não achava ele tão importante assim. A maioria dos meus amigos já arrancaram esse dente e por isso eu fico mais em dúvida, e mais ainda pelas coisas que li sobre ele, por exemplo que demora mais a crescer etc, não vai ser algo muito legal e esse é um dos meus medos.
    Mesmo que já tenha arrancado antes o que eu acho meio improvável, tem alguma forma de evitar que ele amoleça mais caso não queira arrancar?

    Obs: tenho 13 anos, faço 14 esse ano, minha dúvida também se ele é de leite ou não é por ele ser pequeno… Me ajuda plss ????

    1. Camila, pela sua idade, ele ainda é de leite, sim. E para o permanente nascer, esse tem que cair… então ele estar mole é normal. Não é o caso de querer que ele não fique mole, até porque não há uma forma de se fazer isso. Se tudo correr como esperado, ele vai ficar mais mole, cair e o permanente vai nascer.

  116. Olá doutora… Tenho 15 anos e há 1 semana fiz uma cirurgia para tirar meus 2 caninos, pois ainda eram de leite. Usei o aparelho para dar espaço, para os dentes amolecerem e para poder ter espaço pra nascer, porém estou me sentindo muito estranha… Ainda estou com o aparelho e estou com os 2 buracos dos caninos, e provavelmente demorarão muito tempo para nascer. Você poderia me dizer qual é a média do tempo (mais ou menos) em que a “pontinha” dos caninos permanentes já começam a aparecer? E se há algo que eu possa usar no aparelho ou fazer para os dentes nascerem mais rápido? Desde ja, obrigada.

  117. Ola doutora, então, meu BB tem 11 meses e já tem os dois dentinhos de baixo, ha uns 2 meses ou mais eu tinha percebido a manchinha branca de dente nascendo os dois de cima, e ate tive a impressão de ter visto um já rasgando a gengiva, só que o BB é bem danadinho e brincando no berço bateu com o rosto, acho q não chegou a bater a boca, mas a questão e que eu não vi mais sinal de dente, e o povo fala “eita caiu e o dente voltou”, e eu to apavorada com isso, pq ate hoje nada, e hoje vi o Dentinho que fica do lado dos dois de cima já fora da gengiva, e agora só tenho consulta no próximo mês e não sei o q fazer, sera que não nasce mais, no caso era pra ta nascendo o quinto dente, ai tomara q tenha intendido o q falei kkkk não sei o nome dos dentes. Obrigada de qualquer forma.

    1. Entendi sim, Roberta, você explicou direitinho. 🙂

      Realmente pode ter acontecido do seu bebê ter batido o dentinho no sentido dele voltar pra dentro da gengiva. Se isso aconteceu, geralmente o dente volta a irromper sozinho. Mas seria interessante uma avaliação com um odontopediatra, pra afastar – ou confirmar – a possibilidade de algum outro dano. Não precisa se apavorar, mas é bom avaliar.

  118. Boa tarde, meu filho tem 8 anos, já faz mais de 6 meses que cairam os incisivos laterais superiores e nem sinal de nascerem os permanentes, é normal?

    1. Pode ser normal sim, Rose. Os incisivos laterais permanentes nascem geralmente entre os 8 e 9 anos de idade, então o seu filho está na idade.

  119. Bom dia! Tenho 22 anos e ainda tenho um canino superior e um canino inferior de leite. Através de radiografia, foi constatado que não tenho dente permanente para entrar no lugar do canino inferior. Pelo espaço ser meio apertado, na época que fiz a radiografia (há uns 10 anos), o dentista disse que poderia ser que nunca caísse e que eu deveria tomar cuidado, que inclusive, se eu colocasse aparelho poderia ser que o dente caísse. O canino superior permanente começou a nascer atrás e ao que tudo indica, bastante torto. O dentista disse que eu não vou escapar de usar aparelho. Se eu colocar aparelho, o canino inferior pode mesmo cair? Se sim, o que eu devo fazer para evitar que isso aconteça?

    1. Se ele for movimentado, pode cair sim, Amanda. E mesmo que não seja, não é incomum que dentes de leite que ficam em boca por tanto tempo um dia caiam. Eu acho que você deveria colocar o aparelho sim, não acho que, se for pra acontecer, você vai conseguir evitar de alguma forma que esse dente de leite amoleça. E, se / quando isso acontecer, será caso pra prótese (fixa ou implante).

        1. Fiz a avaliação com um ortodontista e fiz a pasta. Porém, descobrimos que o tenho sim o canino inferior e que ele está no queixo, a posição horizontal. O ortodontista disse que estou muito velha para puxar este dente, mas o dentista com o qual consulto desde criança disse que é possível sim puxar. Um terceiro disse que isso é impossível. Com duas opiniões contrárias e uma a favor, vale a pena eu tentar arrumar alguém que puxe esse dente para a posição correta?

          1. Amanda, embora eu não tenha visto sua radiografia, se o canino está na horizontal acho MUITO complicado tracioná-lo. Eu acho que talvez não valha nem a pena tentar, porque pode ser algo muito demorado e que acabe nem dando certo. Mas se o seu dentista diz que é possível, se ele mesmo não o fizer, peça que ele indique um colega que esteja disposto a tentar.

  120. Olá, Doutora. Eu acabei de fazer 12 anos recentemente, e tenho muitas dúvidas sobre meus dentes de leite, eu ainda tenho maior parte dos meus dentes de leite (isso é normal?) e nenhum deles está mole, a maioria das minhas colegas já arrancou todos os dentes de leite e eu acho que isso que está acontecendo comigo não é normal (eu mal me lembro o ultimo dente que eu arranquei de tanto tempo que eles não estão moles!), pode me explicar o que está acontecendo? E eu devo procurar um dentista e consulta-lo? E eu também tenho uma duvida quanto a dentes cariados, quando um dente fica muito tempo cariado ele pode cair? É recomendado deixa um dente a este ponto?
    Obrigada pela atenção!

    1. Bruna, aos 12 anos não é incomum ter alguns dentes de leite, mesmo que suas amigas já tenham todos os permanentes. As pessoas são diferente, mesmo. Sim, eu acho que você deveria pedir pra responsável acompanhá-la ao dentista pra avaliar, uma radiografia panorâmica pode mostrar todos os seus dentes dentro da gengiva e deixar você mais tranquila com relação à “demora” (se é que há) deles nascerem. Um dente cariado por muito tempo não vai cair, mas pode doer, quebrar, etc.. A cárie é uma infecção, e não é prudente manter qualquer infecção no nosso organismo, independentemente do dente ser de leite ou permanente.

  121. Olá Dra. Bom, eu tenho o dente canino incluso e fiz a cirurgia ja tem um ano, e isso me deixa super constrangida na hora de sorrir, meu dentista falou que não tem jeito de extrair o dente e por um implante, mas acredito que meu dente nunca vá crescer, pois já se passou um ano e nem a metade do dente cresceu, gostaria de saber se existe algum outro jeito de fazer esse tratamento. Obs, tenho 23 anos. Obrigada.

    1. Gisele, quase metade do seu dente já está pra fora da gengiva? Então o tracionamento já deu certo! É questão, apenas, de alinhá-lo ao demais dentes do arco. Converse com o seu dentista.

  122. Olá, tenho 18 anos e no mês de setembro de 2013 arranquei o segundo pré molar do arco superior e o segundo pré molar do arco inferior, pois meu dentista disse que era de leite, ele fez o raio x e disse que iria nascer, so q até hoje nao nasceu, as vezes esses dentes coçam demais, e as vezes fica um pouco dolorida a gengiva, sera que ainda nasce?

    1. Bruna, pré-molares são dentes apenas permanentes, não existem pré-molares de leite. Imagino, então, que seu dentista tenha extraído os molares de leite, os pré-molares nascem no lugar deles. Aos 18 anos eu acho improvável que esses dentes ainda nasçam de forma espontânea. Como já faz 1 ano e meio que foram feitas as extrações, sugiro que você procure seu dentista pra uma reavaliação.

  123. Ola doutora, tenho 22 anos e tenho os 4 caninos de leite ainda, um dos permanentes nasceu atrás do de leite. Fui ao ortodontista e ele disse que era caso de aparelho e de extrair esses dentes de leite. Já coloquei o aparelho, e agora como fica a extração desses dentes? Eu to muito preocupada, pois ele disse que se eles não nascerem pode se fazer um “impulso”, e se mesmo assim não nascer tem que por implante. Eles ainda podem nascer ou é muito difícil que isso aconteça?

    1. Eduarda, aos 22 anos acho muito improvável que esses dentes nasçam sozinhos. Acho que é questão de extrair os dentes de leite e tentar o tracionamento dos permanentes, então. Se você não estiver disposta a tentar o tracionamento, é caso pra extração e implante, mesmo.

  124. Dra. minha filha tem 1 ano e 9 meses e ela tem somente os 4 dentinhos da frente. 2 superiores e 2 inferiores que nasceram totalmente e 4 atrás que estão nascendo, 2 superiores e 2 inferiores também. Levei ela num dentista que explicou que talvez não nasça todos os dentes dela e que talvez tera que colocar uma prótese. Ele pediu um R-X panorâmico que ainda não foi feito. Fiquei um pouco assustada com o fato dela ter que por prótese e como pesquisei que é normal os dentes de leite nascerem até os 3 anos fiquei esperançosa de que todos os dentinhos dela nasçam normalmente.

    1. Gleice, na idade dela ela já deveria ter os incisivos laterais, tanto superiores quanto inferiores. Se ela não tem, é provável que seja um caso de agenesia (não-formação desses dentes dentro da gengiva), o que será confirmado – ou não – pela radiografia panorâmica. Como os posteriores já estão nascendo, acho improvável que esses dentes anteriores ainda nasçam. De qualquer forma, isso não quer dizer que ela terá algum problemas nos dentes permanentes.

  125. Olá! Eu tenho 14 anos e meus dentes caninos demoram muito pra crescer, eu fico envergonhada de sorrir, rir… mas minha dentista havia dito que até meus 15 anos todos já terão crescido. Mas por que isso ocorre?

    1. Andressa, porque as pessoas são diferentes. Às vezes os caninos nascem mais cedo, às vezes mais tarde… mas se sua dentista avaliou e viu que eles devem nascer espontaneamente, compreendo sua ansiedade, mas é preciso aguardar.

  126. Ola doutora, tenho 18 anos e certo dia fui comer uma carne dura com meus dentes da frente e eles tipo deram uma arredadinha pro lado do outro dente, ai quando eu apertava os dois dentes juntos eles desjuntavam e fazia um barulhinho, mas nao da pra perceber nada… ai eles melhoraram e eu comi normalmente e nao sentia nada… ai um dia fui comer churrasco com os dentes de tras, ai os dentes todos arredaram mais, eu fui olhar no espelho, nao dava pra perceber nada… to sentindo meus dentes doerem e incomodarem, existe algum remedio, algum aparelho pra melhorar isso… nao quero perder meus dentes, me ajudem, to desesperada…

    1. Fernanda, não me parece que haja algo errado com os seus dentes, em si… mas pode haver um problema periodontal, ou seja, na gengiva e no osso que segura os dentes. Sugiro que você procure o mais rápido possível um dentista especialista em periodontia pra fazer uma avaliação e, se necessário, tratar de acordo.

  127. Olá doutora, tenho 17 anos, minha presa ñ nasceu por falta de espaço, uso aparelho ha tres anos, ja abriu o espaço suficiente, ele está saindo agora, passa quanto tempo pra nascer?

    1. Ruan, cada caso é um caso. Mas se o dente já está aparecendo, assim que for possível colar um bráquete nele, seu ortodontista já vai “puxar” ele pra alinhar com os demais. Isso geralmente é rápido, algo entre 2 ou 3 meses.

    1. Elainne, provavelmente é o seu segundo molar, normal pra sua idade. É esperado que incomode um pouco, mas se você for ficar mais tranquila a respeito, peça pra um responsável acompanhá-la ao dentista pra avaliar.

  128. Oi doutora! Bom, vim aqui em novembro do ano passado e você me deu uma resposta realmente útil com relação aos meus caninos superiores! Obg.
    Eu fui ao dentista, fiz radiorafia e no dia da consulta a doutora disse que um deles estava mal posicionado e que eu deveria usar aparelho durante um tempo por causa do espaço, ok. Aí cerca de 1 mês depois fui a mesma clínica, só que um outro doutor me atendeu, ele olhou a radio, mas dps olhou minha gengiva e disse que cresceria normal e eu ñ precisaria de aparelho. No mês seguinte arranquei os 2 dentes de leite. Se passaram 4 meses e, o esquerdo apontou um pouquinho, ok, mas o direito nem saiu da gengiva, porem ela está dura, o que fazer?
    Obs: Tenho 12 anos, e os caninos de baixo nasceram por inteiro há 6 meses, vários dentes arrancados dps já cresceram quase por inteiro (molares)

    Bjs, aguardo resposta,
    Bia

    1. Beatriz, realmente, aos 12 anos há grande possibilidade dos seus caninos nascerem sozinhos, mesmo. Se a gengiva está “dura”, é provável que isso esteja perto de acontecer. Acho que é preciso aguardar mais um pouco.

      1. Mas é provável que o meu dente esteja realmente mal posicionado, ou seja, talvez houve um erro do ultimo medico? Pq ele meio que só olhou a gengiva, e justamente o dente que a primeira medica falou, está demorando a nascer… Sabe, ele nem apontou, nem nada… Será que tem alguma coisa impedindo? 🙂

        1. Não é nem questão do dentista ter errado, é que sem uma radiografia é impossível saber qual a posição do dente dentro da gengiva. Ele examinou e, pelo que viu, ACHOU que o dente deve nascer normalmente, que vale a pena aguardar. Mas não dá pra afirmar isso sem uma radiografia e, até com a radiografia, a gente nunca sabe como o organismo do paciente vai se comportar. Considerando a sua idade, não dá pra dizer que há algo impedindo, talvez só não seja a hora, ainda.

  129. Olá doutora, tenho 15 anos e em janeiro desse ano arranquei uma presa de leite, pois fiz uma radiografia e o permanente estava lá em cima. Até esse mês ele não apontou, nem nada. Está demorando crescer, é normal ou seria caso de cirurgia? Desde já agradeço a atenção!

    1. Ludmila, não dá pra dizer apenas com base na sua descrição se o seu dente vai nascer espontaneamente ou não. e a raiz desse dente já estiver completamente formada, ele não terá “força” pra nascer sozinho. Mas se a raiz ainda não estiver formada, o dente estiver bem posicionado dentro da gengiva e houver espaço suficiente no arco pra ele nascer, isso deve acontecer em breve.

  130. Olá.. tenho 14 anos e extrai minha presa esquerda em julho do ano passado, ta demorando muito pra crescer… ja fui no dentista varias vezes e ele só fala q vai crescer… tem algum problema??

    1. Juan, se a raiz do seu canino, dentro da gengiva, ainda não estiver completamente formada, ele estiver bem posicionado e houver espaço disponível pra ele nascer, isso deve acontecer normalmente, sim.

  131. Olá, tenho 13 anos e o meu dente do lado do dente “grandao” superior não cresce, eu arranquei ta com uns 3 meses, o q eu faço ?

    1. Deborah, peça pra um responsável acompanhá-la ao dentista pra avaliar. Tanto incisivos laterais quanto caninos às vezes não nascem ou demoram pra nascer, então é bom avaliar pra ver se, no seu caso, há algum problema ou é só esperar.

  132. Ooi.. Tenho 14 anos e quero falar sobre os meus dentes da frente na parte superior (os dois maiores). O problema é que um cresceu mais que o outro. Esse outro que não cresceu tanto, nunca mais voltou a crescer. É como se tivesse parado no meio do processo, dizendo “não quero mais crescer”. Aí fiquei com um dente menor que o outro. Lembrando que eu tenho disfunção hormonal, por isso o desenvolvimento dos meus dentes é mais lento. Mas, o que pode ter sido isso? Há muitos anos que ele parou de crescer. Fui no dentista, fiz uma radiografia dos dentes ano retrasado e vou fazer uma nova. Mas antes, o que vc acha que pode ter acontecido?

    1. Nara, talvez o dente não tenha encontrado espaço pra nascer por completo. De qualquer forma, isso pode ser corrigido com aparelho ortodôntico.

      1. Olá, meu filho arrancou as presas aos 7 anos e hoje ele está com 10 anos e elas ainda não nasceram… o q pode ter acontecido? Elas ainda vão nascer?

        1. Maria, em princípio não aconteceu nada. Os caninos nascem lá pelos 11 ou 12 anos, então, mesmo que os dentes do seu filho tenham caído ou sido extraídos antes da hora, ainda falta um tempo pra eles nascerem. De qualquer forma, seria bom levá-lo ao odontopediatra pra avaliar.

  133. Olá… Tenho 32 anos, e uns dos meus dentes de baixo era de leite… tive que extrai-lo devido que o dente permanente estava abaixo… e logo qdo arrancou dá pra se ver a pontinha do outro dente já… agora me responda uma duvida, esse dente vai nascer normalmente? E qto tempo mais ou menos vai levar pra nascer?

    1. Daniela, aos 32 anos é improvável que seu dente nasça sozinho, porque a essa altura a raiz dele já está completamente formada dentro da gengiva, e o dente só tem “força” pra nascer quando a sua raiz ainda está em formação. Procure um dentista pra avaliar, de preferência um ortodontista.

  134. Ola, eu tenho 14 anos e meu canino direito ainda não nasceu. Eu arranquei ele aos 11 e ate agora nada, mas agora esta apontando um pouquinho, bem pequenininho, minha mae também demorou para nascer a presa, mas não tanto quanto a minha. É normal? É grave? O que eu faço?

    1. Gabrielle, se o seu canino já está apontando, ele deve nascer normalmente. Em princípio você não precisa fazer nada, só esperar. De qualquer forma, seria bom que um dentista avaliasse, pra ver se está tudo ok, mesmo.

  135. Olá, tenho 16 anos, arranquei uma presa em 2011, e até hoje ela não nasceu, fui ao dentista, fiz radiografia e a doutora disse que se dentro de um ano ela não nascesse eu teria que fazer uma cirurgia. Um ano se passou, a presa não nasceu e toda vez que pergunto, ela sempre diz que a presa vai nascer sozinha e não vai ser preciso a cirurgia. Tenho uma prima e uma tia, que as presas nasceram com 19 anos, estou com medo da minha demorar também. Tem chances da minha nascer aos 19? Devo ir em outro dentista e fazer a cirurgia?

    1. Luana, pra que seu canino nasça são necessárias 3 condições: haver espaço, ele estar bem posicionado e a raiz dele ainda não ter se formado por completo. Considerando que as 2 primeiras condições sejam atendidas, a dúvida é se a raiz do seu canino já se formou por completo. Se não se formou, seu dente ainda pode nascer sozinho, sim. Como você tem casos na família de pessoas que também tiveram essa demora na irrupção do canino, suas chances de que ele nasça sem cirurgia são grandes. Converse com a sua dentista e pergunte se a raiz do seu dente já se formou por completo.

  136. Oi, em dezembro do ano passado a minha irma e mae tiraram os dentes da frente de cima da minha filha que mes que vem completa 7 anos e até agora eles nao nasceram, eu percebi que a gengiva dela tá um pouquinho transparente aonde os dentes vao sair, mas até agora nada, isso é normal??

    1. Camila, em princípio sim. Sua filha está na idade desses dentes nascerem. Às vezes demora meses entre a queda (ou extração) do dente de leite e a irrupção do permanente correspondente.

  137. Olá! Esse mês completo 15 anos de idade, já tenho os dois dentes siso de cima completamente crescidos (sinto eles na mesma altura dos outros dentes), por volta de 4/5 semanas atrás o dente siso de baixo começou a nascer, mas até hoje tem somente uma pequena parte de fora (quando passo a língua em cima sinto algo como uma “ponta” de fora), quando começou a sair eu sentia bastante coceira na gengiva, mas hoje já não sinto mais nada, ele ainda vai terminar de nascer ou já terminou?
    Desde já agradeço.

  138. Boa noite! Minha filha tem 4 anos e 9 meses, já esta na perda do segundo dente incisivo inferior central. Percebi que tem uma pontinha branca dura na frente da gengiva, e o dente permanente já está aparecendo mais acima. O que pode ser? Obrigada! Fico no aguardo.

    1. Marcia, difícil dizer apenas com base na sua descrição. Pode ser um dente supranumerário (além do número normal de dentes), por exemplo. Leve-a a um odontopediatra pra avaliar.

  139. Quanto tempo demora pra nascer um dente da frente… e o que tomar para nascer mais rapido, obg (menos remedios e etc), tipo leite ovo e etc..

    1. Jean, depende do dente, da idade da pessoa, de quando caiu o dente de leite… varia. Não há nada que você possa tomar – nem remédio, nem comida, nem bebida – pra acelerar o nascimento do dente. Quando for a hora certa, ele nasce.

  140. Tenho 14 anos e tenho um dente de leite, e dois para nascer, um acabou de cair e o outro faz um ano que caiu, mas o permanente fica só uma pontinha, e ta demorando pra nascer. Isso é normal ?

    1. Olá Dra. Ana, arranquei meu segundo molar de leite ontem, minha vó falou que ele ainda era de leite, ele vai crescer, é possivel ? Tenho 18 anos, meu dente vai crescer novamente? Se não, me explique se com o tempo os outros dentes empurram ele e o buraco fica menor, to com medo de ficar banguela kkk, se não crescer o que eu faço para não ficar banguela?
      Obs: meu siso ainda não nasceu!
      Obrigada!

      1. Vanessa, aos 18 anos seu dente não deveria ser de leite. Foi o último dente do fundo que caiu? Porque se fosse o segundo molar de leite, ele estaria à frente do primeiro molar permanente, onde nascem os pré-molares. Esse dente estava cariado? Você sente dor? Tente me explicar melhor…

        1. Sim Dra. estava doendo muito, não foi o do fundo não, foi o segundo molar de leite sim, alguns dias eu estava com ele doendo. Estava com um pouco de carie, eu acho.

          1. Bom, então o segundo pré-molar deve nascer no lugar dele. Porém, na sua idade, isso seria inusitado. Sugiro que você procure um dentista pra fazer uma radiografia panorâmica e localizar o o dente permanente dentro da gengiva, pra verificar se há espaço e condições pra ele nasça normalmente.

  141. Oi, meu dente siso ja faz mais ou menos 2 meses que esta com uma ponta para fora, e de dois dias para ca vem me incomodando muito, ele demora muito tempo para sair?

    1. Qual a sua idade, Kelly? Às vezes, quando o dente não está bem posicionado ou não há espaço, o dente apenas “aponta”, mas não nasce por completo. Procure um dentista, é importante fazer uma radiografia pra avaliar.

  142. Olá Dr(a), meu filho de 2 anos quebrou o dente incisivo superior e partiu no meio, levamos ao dentista que retirou raio-x e o dente quebrado, mas há perguntas que ficam no ar. Será que o dente dele poderá nascer deformado ou com deficiência? Poderá levar mais tempo para sair o novo dente que estaria previsto aos 5 e 6 anos? É possível que ele tenha que usar aparelho?

    Desde já agradeço pelas informações, obrigado.

    1. Thiago, em princípio o dente permanente deve nascer normalmente, e talvez até um pouco antes do previsto. Haveria chace de dano ao permanente caso o dente de leite tivesse “entrado” na gengiva e tocado o germe do permanente em desenvolvimento, mas parece que isso não aconteceu. Quanto ao aparelho, apenas por causa desse episódio não dá pra afirmar que ele precisará usar.

  143. Olá, tenho 16 anos e meu dente canino esquerdo ainda é de leite, e mais estranho que isso é que a gengiva em cima dele está meio inchada, sempre que toco nela e aperto um pouquinho sinto esse dentinho de leite. O que pode ser? É muito grave?

    1. Lidi, talvez a gengiva esteja inchada justamente porque o canino permanente está a caminho! Mas pra ter certeza, só um dentista avaliando. Uma radiografia pode mostrar o posicionamento do seu dente permanente dentro da gengiva.

    1. Izabela, isso não é incomum, não revela um problema, necessariamente. Às vezes demora, mesmo. Mas se você quiser tirar a “cisma”, leve-o a um odontopediatra pra avaliar. Depende, também, de que dente estamos falando, cada dente tem uma época certa pra nascer.

  144. Saudações, meu irmão caiu e perdeu os dentes incisivos centrais aos 5 anos, este ano ele fará 8 anos e os tais dentes incisivos centrais não crescem até hoje.

    1. Nick, os incisivos centrais permanentes nascem entre os 7 e 8 anos, então seu irmão está na idade. Eles devem apontar a qualquer momento. Mas se vocês forem ficar mais tranquilos, seria legal procurar um odontopediatra e fazer uma avaliação pra ver se está tudo bem.

  145. Olá meu nome é Michelle, tenho 27 anos e tenho um dente de leite (o canino direito), incluso, nas radiografias não da pra saber se ele ta em cima ou no céu da boca, o q faço, retiro o de leite e coloco o aparelho ou coloco o aparelho primeiro pra ver se ele aparece, pra fazer o tracionamento? Socorro, me ajude.

    1. Depende, Michelle. Seu ortodontista sugeriu fazer o tracionamento? É preciso verificar se esse canino está bem posicionado pra se tentar o tracionamento. Se estiver, geralmente se faz a cirurgia pra colar um botão no dente incluso e já se instala o aparelho, pra “puxá-lo”. Se o dente aparecer sozinho, não há necessidade de tracionamento (mas na sua idade, é altamente improvável que isso aconteça).

  146. Meus dentes demoram para nascer e quando nascem fica so a pontinha, eu tenho 3 dentes assim e dá gastura, o que eu faço, faz uns 4 ou 5 meses e não cresce.

    1. Yasmin, se as pontinhas já aparecem, não há muito o que fazer além de esperar. Os dentes têm uma época certa pra nascer, não dá pra acelerar o processo. De qualquer forma, seria bom procurar um dentista pra avaliar você e ver se está tudo realmente ok.

  147. Qual demora mais para nascer, o canino superior ou o primeiro pre molar? Estou querendo dizer os dentes permanentes.

    1. Helena, não tem um tipo de dente que nasça mais rápido ou devagar que os outros. A velocidade de irrupção geralmente tem a ver com a idade da pessoa, com o fato do dente de leite já ter caído, com o estágio de formação da raiz, etc..

  148. Olá, tenho 13 anos e esse ano faço 14, tenho um dente de leite que é o canino esquerdo e irei tirar, vc tem ideia de quanto tempo irá demorar pra crescer? Por favor, me ajude!

    1. Leticia, quem indicou a extração, o dentista? Se ele indicou, imagino que o dente permanente esteja próximo de sair, mas dá dá pra dar um prazo, pode levar meses.

  149. Olá, meu nome é Selma, tenho 12 anos, saíram me os dois dentes caninos e já la vão 3 meses e eles ainda não nasceram, tem um papo na gengiva e nota-se o dente, parece que vai romper a gengiva, tenho vergonha de estar desdentada! Por favor ajude-me ! Acha que eles ainda vão demorar muito a nascer ?

    1. Selma, você está na idade dos caninos permanentes nascerem, e se sente que ele estão próximos de irromper, pelo abaulado da gengiva, não deve demorar muito. Mas procure conter a ansiedade, pode levar mais algumas semanas.

  150. Oii, tenho 14 anos e os meus 2 dentes da frente estao moles, eles vao cair ?? O meu pai fala q depois eles endurecem de volta ! Vdd ?

        1. Aos 14 anos certamente esses dentes não são de leite, então não deveriam estar moles. Pode ser um problema na gengiva, sim. Sugiro que você procure um dentista pra avaliar, não posso afirmar que seus dentes vão endurecer de volta.

    1. É sim, Leticia. Os caninos permanentes nascem entre os 11 e os 12 anos, mas pode demorar um pouco mais que isso, também. Mas, se você quiser ficar mais tranquila a respeito, peça pra um responsável levá-la ao dentista pra avaliar.

  151. Olá, eu tenho 15 anos, eu ainda tenho um canino de leite em cima, ele é meio mole, mas eu não tirei porque eu tinha tirado o outro de cima em 2011/2012 e demorou mais de dois anos pra crescer de novo, por isso não tinha tirado o outro, com medo de ficar banguelo, mas e agora, será que eu vou no dentista e tiro ele e espero ele cresce, ou será que ele não vai crescer? Eu vou colocar aparelho em 2015. O que você acha que eu devo fazer?

    1. Certamente você deve procurar um dentista, Vitorio. Ele vai avaliar se é necessário extrair ou apenas aguardar que o dente de leite caia sozinho e o permanente nasça. Com uma radiografia o dentista pode verificar se está tudo bem com o dente permanente dentro da gengiva e se ele vai nascer normalmente.

  152. Dra. minha filha tem 7 anos.
    Os primeiros dentinhos ja cairem, foram os dois da frente de baixo. Até ai tudo bem pq caíram e logo os permanentes apontaram. Depois desses caíram um de cada lado desses que já haviam crescido. Porém já fazem uns 8 meses e nada de aparecer novos dentinhos. Apesar de eu achar que eles estão espremidinhos e com pouco espaço para nascer. Agora esse mês ela perdeu os dois da frente superiores e nada de apontar os permanentes. E ai sim, esses tem espaço para nascer. Isso é normal???

    1. Na idade dela é normal sim, Juliana. Nem sempre o dente permanente nasce logo em seguida do de leite cair. Em princípio, é só aguardar. Se você for ficar mais tranquila – e é sempre bom -, leve-a a um odontopediatra pra avaliar.

  153. Olá, o sobrinho de quase 2 anos da minha namorada caiu e quebrou o dente de forma que teve que retirar, e foi dito que teria que colocar uma protese para não deixar sem por ele ser muito novo.
    Gostaria de saber um pouco mais sobre esse procedimento, como é colocada a protese, se ela cai sozinha com o nascimento do dente permanente, se não atrapalha o crescimento de outro dente.
    Obrigado.

    1. Cleferson, deve se tratar de um mantenedor de espaço funcional. Dependendo do dente que foi extraído, se não for colocado um dispositivo que não deixe os outros dentes invadirem o espaço livre, esse espaço pode fechar em parte e impedir, no futuro, que o dente permanente nasça. Como a prótese será colocada depende… geralmente, ela se apoia nos dentes ao lado. Quando for hora do dente permanente nascer, ele será removida, não cai sozinha, não.

  154. Olá, tenho 15 anos e um dos meus dentes caninos não caiu ainda, ele está um pouco frouxo, mas não completamente, ele diminuiu de tamanho, isso é normal? Devo ir em um desista arrancar?

    1. Talita, na sua idade você já deveria ter todos os dentes permanentes. Sugiro que você procure um dentista pra fazer uma radiografia panorâmica e verificar se está tudo ok com esse dente dentro da gengiva, se é só aguardar ele nascer ou se há algum problema.

  155. Olá, tenho 13 anos, arranquei minha ultima presa, e ela não nasceu ainda e já faz muitos meses, e vou fazer 14 anos e não quero ficar banguela, meu Deus, estou muito muito preocupada, me ajuda por favor… já vou estudar no ensino médio e não quero passar vergonha :'(

    1. Grazy, pode ser que seu canino nasça normalmente, embora, sim, esteja um pouco atrasado. Sugiro que você peça pra um responsável acompanhá-la a um dentista pra avaliar, uma radiografia panorâmica vai mostrar como estão seus dentes ainda dentro da gengiva, assim será possível saber se é só aguardar ele nascer ou se há algum problema. Sem um exame mais detalhado, não dá pra ter certeza.

  156. Tenho 28 anos de idade e ainda tenho alguns dentes de leite, fui no dentista semana passada e fiz restauraçao de um dente, e perto dele tem um outro nascendo, quanto tempo leva pra ele nascer?

    1. Jorge, na sua idade é altamente improvável que nasça qualquer dente, porque as raízes dos seus dentes já estão todas completamente formadas, dessa forma os dentes não têm mais “força” pra nascer sozinhos. De qualquer forma, converse com o seu dentista pra ele avaliar se esse é um dente permanente normal ou um supranumerário (um dente a mais do que o número normal).

    1. Então tem alguma coisa errada, Julia. É improvável que sejam os de leite na sua idade e, se forem os permanentes, eles não deveriam estar moles. Peça pra um responsável levar você ao dentista o mais rápido possível pra avaliar.

  157. Arranquei minha presa com 13 anos, ja tenho 14 e na regiao que arranquei meu dente ta inchado e doi um pouquinho, isso e normal ?

  158. Eu tenho 15 anos e os meus dentes laterais não nasceram, eu arranquei os dentes de leite em novembro de 2013 e agora o canino ficou no lugar deles, estou com um espaço enorme, e é nos dois lados. Fiz radiografia e eu realmente não tenho dente, e agora eu to com a minha autoestima baixa 🙁
    O que eu faço?

    1. Talita, a agenesia (não-formação) dos incisivos laterais superiores é algo relativamente comum. As soluções costuma ser: 1. Fechar os espaços com aparelho e “transformar” os caninos em laterais (com desgastes, restauração ou prótese) OU 2. Abrir os espaços com aparelho e fazer implantes. Procure um ortodontista pra avaliar, mas fique tranquila, tem solução. 😉

  159. Ola doutora boa tarde,
    Tenho uma filha de 10 meses, os dentinhos de baixo dela já nasceram e cresceram, só que ha umas 2 semanas a gengiva dela está crescendo e praticamente cobrindo um dos dentes, isso é normal? Como devo proceder?

  160. Tenho 2 filhos, fizeram 7 anos em 11/2014, na mesma faixa etária, o primeiro a dentista teve que arrancar a força os dentes superiores pois o dente permanente estava nascendo atrás do de leite, agora que arrancou o que estava torto está no local certo, e o outro do lado não nasceu ainda, é normal isso?
    Meu outro filho perdeu os dois dentes superiores, com intervalo de 1 semana um dente já nasceu o outro não aparece de jeito nenhum, é normal? Me falaram que tenho que levar no dentista pra cortar a gengiva dele…

    1. Rosana, nem sempre os dentes correspondentes à esquerda e à direita nascem juntos… isso pode variar. Então não dá pra dizer que há um problema só com base no seu relato. Também não dá pra afirmar a necessidade de “cortar” a gengiva do seu filho, quem determina essa necessidade é o dentista. Enfim: de qualquer forma, você precisa levá-los ao dentista / odontopediatra pra avaliar.

  161. Olá Doutora

    Boa tarde !!

    Minha filha tem 4 anos e 11 meses, e ela fez uma cirurgia para retirar os 4 dentinhos da frente da parte de cima, ela caiu bateu a boca e quebrou os dentinhos, quando nascem os permanentes?

  162. Oi Doutora, tudo bem?
    Minha filha de 5 aninhos já começou a troca dos dentinhos. Os dois centrais de baixo caíram e cresceram rápido. Porém os de cima estão demorando. No dia do seu aniversário de 5 anos, um tinha caído no dia anterior e o outro estava bem molinho, e nesse mesmo dia ela caiu e bateu a boca, e alguns dias depois o outro caiu também. Só que isso foi em julho, e até agora nada dos definitivos… nem as pontinhas!
    Será que tem alguma coisa errada, ou é normal?
    Desde já agradeço a atenção.

    1. Mariana, às vezes demora, mesmo. Os incisivos centrais superiores geralmente nascem só entre os 7 e 8 anos de idade… então os da sua filha podem demorar um pouco. Como os de leite já caíram, os permanentes devem antecipar a irrupção, mas ainda pode levar uns bons meses. De qualquer forma, se você for se sentir mais tranquila, leve-a a um odontopediatra pra avaliar.

  163. No espaço que era pra nascer 4 dentes do meu filho, só nasceram dois grandes, ta esses dois grandes e ja vem as presas de cada lado, o q fazer?

    1. Diego, qual a idade do seu filho? Se ele já tem cerca de 12 anos, é possível que ele não possua os incisivos laterais permanentes, algo relativamente comum. Leve-o a um dentista / odontopediatra pra avaliar, uma radiografia panorâmica vai esclarecer isso.

  164. Ola! Bom, acho que estou com algum problema dentario. Mas ainda nao procurei nenhum dentista.
    Tenho 13 anos e no final do ano passado eu arranquei um dente de leite pq ele estava mole (ele ficava antes do dente canino de cima) e ate agr nao nasceu outro no lugar, nem deu a “pontinha” do dente permanente. 🙁 tem alguma coisa de errado ?

    Ah, e ontem a noite senti uma pequena dor na gengiva no local que eu tirei meu dente. Entao eu percebi que meu dente canino esta mole.
    Agr estou com medo de arrancar e demorar para nascer igual esta acontecendo com o outro.
    Sera que vai nascer o dente permanente logo ? E eu devo ou nao arrancar meu dente canino ??? Por favor, me ajuda !!”

    1. Mayara, às vezes o dente permanente demora pra nascer depois que o de leite cai, isso não significa que haja algum problema, necessariamente. Mas pra ter certeza, só procurando um dentista pra avaliar. Uma radiografia panorâmica vai mostrar direitinho como estão seus dentes permanentes dentro da gengiva e se está tudo normal. A decisão de extrair seu canino de leite é do seu dentista, mas se estiver tudo ok, não haverá necessidade… é só aguardar ele cair.

  165. Oi, eu tenho 14 anos e fiz um raio x, o resultado falou que eu tenho dente no seio maxilar, não explicaram bem, e o dentista que eu fui só fez uma limpeza e nem ligou para isso. Enfim, eu queria saber o que é isso de dente no seio maxilar?

    1. Meirielen, o seio maxilar é um local “oco” dentro do nosso crânio que fica acima dos dentes superiores. Pelo resultado do seu exame, tem um dente ali dentro. Das suas uma: ou o seu dente não está propriamente DENTRO do seio maxilar, mas a imagem dele está sobreposta ao seio (o dente está muito “alto”, digamos assim) ou em algum momento da sua vida você fez uma extração de um dente superior e, em vez do dentista extrair do dente, ele o “empurrou” pra dentro do seio. Nos 2 casos, haveria indicação de tirar o dente de lá com cirurgia. Vale a avaliação do seu dentista quanto à necessidade.

  166. Oi, tenho 13 anos e meus dentes caninos de cima estao moles, e os permanentes estão apontando já, daqui alguns dias vou estar de férias e aproveitar e arrancar, tirar logo de uma vez, quanto tempo vai demorar pra nascer?

    1. Ana, em princípio não vejo necessidade de extrair os seus caninos de leite. Eles vão cair quando for a hora. Extraí-los não vai fazer os caninos permanentes nascerem mais rápido, necessariamente. Se você extraí-los, pode ser que fique “banguela” alguns meses.

  167. Olá Dra.! Tenho 13 anos e não tenho as presas desde ano passado, já tem 1 ano que perdi elas, às vezes sinto doendo muito a gengiva, só que não cresce… por que?

    1. Não sei, Maria Eduarda… mas não dá pra afirmar que haja algum problema, às vezes demora um pouco, mesmo. Peça pra um responsável acompanhá-la ao dentista pra avaliar, uma radiografia pode mostrar como estão seus caninos dentro da gengiva e se está tudo ok.

  168. Oi doutora, boa tarde, minha filha tem seis anos, ha alguns meses os dentinhos dela de cima cairam, mais ainda não nasceram, é normal?

    1. Em princípio é, Fabiana. Às vezes demora um pouco para os dentes permanentes nascerem. Leve-a a um odontopediatra pra avaliar, até pra você ficar mais tranquila quanto a isso.

  169. Oi, minha filha tem oito anos e caíram os três dentes da frente e o quarto dente esta mole, é normal, ela esta super chateada pois são os dentes de cima e me pergunta se ira demorar para nascer , o q vc me diz?

  170. Ola, tenho 16 anos e troquei 9 dentes em cima e 10 embaixo, mas o meu primeiro molar de cima esta mole, do lado dele no ceu da boca tem um montinho duro, acho que é um dente, pois quando começou a formar doia muito. O que faço? Tenho vergonha de ir no dentista e ele ter nojo de mim.

    1. Daniella, e por que o dentista teria nojo de você? Ora, nosso trabalho é esse mesmo… e eu DUVIDO que alguma coisa na sua boca seja capaz de deixar um dentista com nojo. Sério.

      Quanto ao seu dente, imagino que o dente mole seja o primeiro molar de leite e o “montinho” o primeiro pré-molar que vai nascer. Isso deveria ter acontecido lá pelos 12 anos, então há um certo atraso. Seria bom procurar um dentista pra fazer uma avaliação, uma radiografia panorâmica vai mostrar se está tudo ok com os seus dentes (inclusive os que ainda não nasceram).

  171. Oii, DRA! Tenho 14 anos e eu estou muito preocupado com 2 coisas:

    1º O meu dente do lado >> o 3º tirando o ULTIMO DE SISO, ele está mole mas está demorando muito a sair, faz 3 meses (meu pai disse que era para deixar do jeito que esta ha 3 meses atrás), ele e mais branco que os outros, e faz 3 dias que tento tirar ele e não consigo 🙁 ele tá mole mas é como se fosse a raiz, sei lá. Me ajuda por favor 😀

    2º Eu queria saber quantos dentes de SISO deve haver na boca (na minha gengiva de cima tá completa, não tem espaço se caso nascer outros, porque não sei se já e de SISO), e eu estou com muito medo de ter que fazer a cirurgia para tirar). Mas quantos dentes de SISO deve haver na gengiva dos 2 lados e como saber que todos os dentes de SISO já nasceram e que não vou precisar de cirurgia (na minha gengiva dos 2 lados tem um espaço NÃO TÃO PEQUENO, mas pequeno)! TO MAIS PREOCUPADO COM OS DENTES DE SISO 🙁 eu tenho 14 dentes na parte de baixo, falta nascer algum siso? E tenho 14 em cima (MAS NÃO HÁ ESPAÇO NENHUM, A GENGIVA LOTOU). FALTA NASCER SISO na minha boca na parte de cima ou de baixo ? :'(

    1. André, aos 14 anos certamente você ainda não tem nenhum siso na boca, eles devem nascer lá pelos 18 anos. São 4 sisos, 2 em cima (um do lado direito e outro do lado esquerdo) e 2 embaixo (um do lado direito e outro do lado esquerdo). Mas pode ser que 1 ou mais deles nem estejam se formando dentro da gengiva… acontece. Peça pra um responsável acompanhar você num dentista pra avaliar, uma radiografia panorâmica vai mostrar como está a formação dos seus sisos dentro da gengiva e se haverá espaço pra eles nascerem.

  172. Oi dra., tenho 11 anos e arranquei alguns dentes de leite, pois eles estavam moles, e todos cresceram um pouco.
    Me ajuda, vou ficar banguuela, to assustado!!!

    1. Fique tranquilo, Richard… você não vai ficar banguela, não! Até os 12 ou 13 anos você já deverá ter todos os dentes permanentes nascidos. É questão de aguardar. 😉

  173. Olá! Tenho 13 anos e ainda tenho seis dentes de leite (os de tras de cima e de baixo), isso é normal ou ñ ?? E faz tres meses q eu tirei minhas presas e elas so apareceram a pontinha, e quero usar aparelho fixo, será que pode colocar com os dentes de leite??

    1. Nayra, parece que sua dentição permanente está um pouco atrasada, mas nada fora do normal. Seus dentes devem nascer normalmente. Já que falta pouco pra todos os seus dentes permanentes nascerem, é melhor aguardar pra colocar aparelho fixo. Peça pra um responsável levar você a um ortodontista pra avaliar.

  174. Olá! eu tenho 13 anos e eu fui arrancar as minhas presas agora! E além disso eu tenho um dente de trás que ele apareceu… mas ele ta demorando muito para terminar de nascer tudo!! Ele é o mesmo de um dente que nasceu rapidinho, a única diferença que ele é do outro lado da minha boca… então… ele tem uns 3 meses que ainda ta desse jeito! E eu to preocupada e eu nao queria ficar banguela nos meus quase 14 anos 🙁 e eu ainda faltam mais duas presas de cima… embaixo já arranquei tudo e a primeira presa que eu tirei está demorando muito também para aparecer!!! Então… será que existe algum remedinho pra fazer o dente nascer logo? rsrsrs Se nao tiver eles podiam inventar logo!! rsrsrsrs… será que ainda vai demorar muito?

    Ah! e além disso… nasceu um dente permanente esses tempos atrás… ele nasceu lá no fundão mas só ele mesmo… tipo… como é possível que ele nasça assim… depois de 13 anos nasce um lá atrás dos outros que eu já arranquei. Mas é só de um lado que isso aconteceu!! Além disso também apareceu uma carie no meu dente permanente de trás! Ela está um pouco pequena, mas está aumentando!! Não consigo entender o porquê dessa carie!! Afinal, eu escovo 3 vezes por dia 🙁
    Também tenho um dente de leite lá de trás que acabou nascendo um por baixo, e agora nao consigo arrancar ele 🙁 É possível tirar a minha carie no dentista? Como que é?
    Tenho um pouquinho de medo de tirar a carie mesmo já tendo ido em um dentista e ele até aplicou anestesia de agulha na minha gengiva pra poder arrancar o meu dente de leite que tinha uma carie que doía demais!!!!
    Mesmo assim to com medo 🙁
    Responde no meu email por favor!!!

    1. Kalyandra, CALMA. Seus dentes vão nascer, me parece que está tudo certo. Às vezes demora um pouco, mesmo. Não, não existe um “remedinho” pra isso, mas pretendo inventá-lo e ficar rica. 😀

      O dente que nasceu lá atrás, sem que nenhum outro tenha caído, deve ser o segundo molar permanente. É assim mesmo. Vá ao dentista logo pra que a cárie não aumente, ele vai removê-la e fechar o buraquinho com uma resina da cor do dente.

  175. Dra, meu filho irá completar 7 anos agora em dezembro, os dois dentes da frente da parte superior caíram há mais de um ano e ainda não nasceram. Já estou muito preocupada, eu mostrei e perguntei a minha dentista e ela falou que era normal. Mas, mais de um ano ???

    1. Ana, é normal, sim. Os dentes permanentes têm uma época certa pra nascer, mesmo que os de leite caiam bem antes. E esses dois dentes, os incisivos centrais, nascem entre os 7 e os 8 anos idade. Então, seu filho está dentro do que se espera.

  176. Olá Doutora, minha filha esta com 6 anos, os dentes frontais de cima caíram em junho, mas um só esta crescendo, o outro até agora nada, faz já 3 meses… Preciso me preocupar?

    1. Em princípio, você não precisa se preocupar não, Carlos. Às vezes demora um pouco, mesmo. Mas a melhor forma de ficar despreocupado a respeito é levá-la a um odontopediatra e fazer uma avaliação. Uma radiografia, se o dentista achar necessária, pode mostrar o posicionamento dos dentes permanentes da sua filha ainda dentro da gengiva.

  177. Boa noite Dra. Tenho 29 anos e estou fazendo tratamento para corrigir meus dentes. Minha dentista pediu uma radiografia e verificou a seguinte situação (parte superior): tenho dois caninos de leite que estão no lugar dos dentes incisivos permanentes laterais que não nasceram e também não existem e meus caninos permanentes estão depois dos pré-molares, como vou extrair os caninos de leite, os pré-molares ficaram no lugar dos incisivos laterais. Queria saber se tem alguma outra solução ou se a nova posição dos dentes trará problemas futuros?

    1. Renata, eu não diria que a posição inusitada dos seus dentes trará problemas funcionalmente falando, mas esteticamente, sem dúvida. A solução provavelmente será protética, ou seja, esses pré-molares serão “transformados” em incisivos laterais através de coroas.

  178. Olá Doutora,
    Minha filha de 10 anos extraiu um dente de leite – paralelo ao canino superior e, durante a extração, a raiz que era muito grande e fina, quebrou. A dentista não conseguiu retirar e disse que para não contaminar o “germe” do dente permanente não iria mexer muito. Então fechou e disse que provavelmente o organismo irá expelir este pedaço. É normal isso? Como poderá expelir, pela própria gengiva?
    Obrigada.

    1. Ana, se for um fragmento pequeno e que tenha ficado mais “próximo à saída”, digamos assim, ele pode ser expelido pela gengiva, sim. Mas eu acho mais provável que o próprio organismo o reabsorva ou que o dente permanente faça isso.

  179. Eu tenho 14 anos, e meu caso é o seguinte: o meu dente da frente (o de cima) parece mole, não tenho certeza. Pode me ajudar?

    1. Douglas, aos 14 anos esse dente certamente é permanente. Você bateu esse dente? Sugiro que você procure um dentista pra fazer uma avaliação, uma radiografia vai mostrar se está tudo bem com a raiz do seu dente e com o osso em volta dele.

  180. Ola, eu tenho 14 anos e ha um ano eu tive que arrancar os meus dois incisivos laterais da parte de cima da boca (um do direito e outro do lado esquerdo), eu tive de arrancar pois os caninos estavam nascendo e o dente de leite n caiam estão tive que arrancar os caninos de leite kk e os incisivos laterais para dar espaço, passou um ano e esses meus incisivos ainda não nasceram, apenas uma pontinha, mas muito pequena, e eu queria saber se isso é normal e se tambem ha algo que eu possa fazer para o dente crescer mais rapido, obrigada pela a atenção.

    E ah, eu vi em varios sites que ha um processo que se vc cortar a gengiva no local do dente isso vai fazer com que o dente cresça mais rapido, e queria confirmar se isso realmente funciona.

    1. Isabelle, sim, às vezes demora. Por outro lado, você já tem 14 anos, e os incisivos laterais nascem lá pelo 8 anos. É muito comum a agenesia de incisivos laterais superiores, ou seja, pode ser que eles simplesmente não existam. Já os caninos permanentes, devem nascer normalmente (embora com um pouco de atraso, também). Você já fez uma radiografia panorâmica pra verificar se os laterais existem? Converse com o seu dentista.

  181. Boa tarde, doutora!
    Tenho 22 anos e meus caninos são de leite. Os permanentes estão inclusos. Eles estão meio em V e o meu dentista disse para fazermos. Disse que já viu casos que pareciam fáceis não darem certo e casos aparentemente difíceis que deram certo. Tenho muito medo e dúvida:
    – Já devo ter inclusos há muito muito tempo. Tenho mais chances de estarem aderido ao osso? No momento da cirurgia já é possível saber se é o caso de estar aderido ao osso? Assim, nem continuaria o tratamento.
    – Aparelho importado realmente é melhor? Meu plano só cobre o nacional.
    – Caso opte por não fazer, os meus caninos de leite podem cair? Não existem pessoas que vivem com os de leite para sempre?
    – Se não houver necessidade de “trocar” os dentes, ainda assim devo retirar os inclusos do céu da boca para não haver absorção de raiz?

    Muito obrigada por sanar tantas dúvidas. Ótima qualidade o site.

    1. Ana, vamos lá:

      – Não dá pra afirmar que os seus caninos estão “mais aderidos ao osso” por causa da sua idade. Não existe essa relação direta. Nem é possível saber disso durante a cirurgia, porque o osso em volta da raiz do dente é preservado.
      – Não, existem aparelhos nacionais bons e ruins, e aparelhos importados bons e ruins. Vale mais ter um dentista bom, dessa forma ele vai buscar trabalhar com aparelhos bons.
      – Sim, os seus caninos de leite podem cair, mas quando é uma incógnita. Eles não devem durar pra sempre, pois não têm estrutura pra isso.
      – De forma geral, quando há dentes inclusos, os dentistas costumam indicar a extração. Mas cada caso é um caso, é preciso considerar a relação custo-benefício da extração. Já se você está usando ou vai usar aparelho, é certa a necessidade de extrair, pois os dentes inclusos vão interferir na movimentação dos outros dentes.

  182. Olha, eu tenho 15 anos, ha 2 anos mais ou menos tirei meu canino superior e ele nao nasce nem uma pontinha sequer… isso e normal ?

    1. João, pode ser. Mas pode não ser, também. Aos 15 anos você já deveria ter o canino permanente em boca. Procure um dentista pra avaliar e fazer uma radiografia, o exame vai mostrar o posicionamento do dente dentro da gengiva e aí vai ser possível verificar o porquê da demora.

  183. Meu nome é Jaqueline, tenho um filho de 9 anos, ja caiu o dente de leite, mas ja faz bastante tempo e o outro ainda nao nasceu, isso e grave?

    1. Não Jaqueline, às vezes demora um pouco, mesmo. E depende qual dente é, também. Se você for ficar mais tranquila, leve-o a um odontopediatra pra avaliar.

  184. Olá, os dentes da frente na parte de cima da minha filha de 6 anos caíram há 2 meses e não nasceu os outros, ela não para de chupar o dedo… Estou muito preocupada…

    1. Sara, está mais ou menos da idade desses dentes caírem, mesmo. Sua preocupação qual é? Por causa da demora de 2 meses – que em princípio é normal – ou pelo fato dela estar chupando o dedo? Ela começou a chupar o dedo só agora ou sempre teve esse hábito?

  185. Oi, estou muito preocupada, minha filha caiu com um ano e perdeu um dente de cima e da frente, hoje ela tem 7 anos e 10 meses e ha uns 6 meses caiu o do lado, mas nao o outro da frente, esse ainda esta o de leite, so que nem o que ela perdeu pequenininha e nem esse ao lado nao nascem, eu fiz o ano passado uma panoramica, mas ela nao parou muito, ai o medico nao conseguiu identificar, e como era clinico me encaminhou para outra, mas ainda nao a levei ! É preocupante?

    1. Daniela, imagino que os dentes em questão sejam o incisivo central e o incisivo lateral. Esses dentes nascem entre os 6 e 8 anos, que é mais ou menos a idade da sua filha. Em princípio eles devem nascer normalmente, não vejo problema em seu relato. Mas vamos ver o que a outra dentista diz com base na radiografia panorâmica.

    1. Bonnie, que dente foi? Qual a sua idade? Foi feita alguma radiografia nesse período pra verificar se está tudo ok?

  186. Olá, bem eu tenho 12 anos de idade e os meus dentes caninos superiores nao cresceram… estao apenas a pontinha e isso ja esta ha meses… é normal eles demorarem pra crescer?

    1. É sim, Rebecca… às vezes demora. Se as pontinhas já aparecem é um ótimo sinal, eles estão presentes e devem nascer a qualquer momento. Peça pra um responsável acompanhá-la ao dentista pra avaliar, uma radiografia pode mostrar o posicionamento desses dentes dentro da gengiva e se está tudo ok, mesmo.

  187. Ola Dra.
    Meu filho está com 13 anos e os caninos da parte superior ainda não saíram. De fato o de leite amoleceu e ele não arrancou, e só descobri quando o levei a outro dentista porque o anterior não me disse nada. É para me preocupar? O que devo fazer? Muito obrigada!

    1. Silvia, em princípio não há necessidade de preocupação. Mas o ideal é fazer uma radiografia panorâmica pra ver se os caninos permanentes existem e estão bem posicionados pra nascer. Se estiver tudo ok, é apenas questão de tempo pra eles nascerem.

  188. Oi, tenho 22 anos e uso aparelho fixo, tenho um dente inferior 44 q n nasceu, o dentista abriu espaço p ele nascer, ele disse q tenho q fazer uma ulectomia p nascer rápido, vc acha q é mesmo necessário, pois eu n queria fazer…
    Obrigadaa bjuu.

    1. Railiana, se seu dentista indicou a ulectomia, minha tendência é concordar com ele quanto à necessidade. Afinal de contas, qual a vantagem de fazê-la sem necessidade? Provavelmente a gengiva na região do 44 está muio fibrosa, o que dificulta a irrupção do dente.

  189. Ola Ana, minha presa q eu n sei o nome rs rs esta mole, eu tenho 27 anos, o que faço vou ficar banguela, SOCORRO me ajuda.

    1. Carla, se a “presa” (canino) for permanente, deve haver um problema periodontal (nos tecidos em volta do dente, osso e gengiva). Mas se for só esse dente talvez ele esteja mole por ser de leite e, por algum motivo, você não teria o permanente. Enfim, não adianta ficar desesperada, procure um dentista pra avaliar. Se o dente realmente cair, é possível substituí-lo.

  190. Oi, eu uso aparelho fixo (o normal), mas tenho o dente canino, q ele é muito pequeno e nao tem como por os braquetes, minha dentista disse que vai por um aparelho no meu dente que vai ajuda-lo a crescer… vc poderia me explicar como e esse aparelho?

  191. Tenho 19 anos, e extraí um dente de leite quando tinha 15 (e continuo com um espaço no lugar do dente). A minha dentista informou que nasci sem o permanente. Isso é possivel?

  192. Olá… Meu bebê quando tinha 1 ano caiu e bateu os dois dentinhos de cima. Saiu sangue e tenho a impressão que depois disso o dente parou de crescer. Isso é possível, ele tem hj 1 ano e 2 meses…

    1. É possível sim, Grecy. Mas não dá pra afirmar que isso aconteceu, 2 meses é pouco tempo. De qualquer forma, é essencial que você o leve pra uma avaliação no odontopediatra… caso haja um problema mesmo, o dentista pode intervir pra evitar alguma sequela.

  193. Olá, meu meu nome é Adrielly, tenho 11 anos, arranquei meu dente, ele nem começou a nascer mas o dente que arranquei é muito pequeno para o espaço que tem, eu gostaria de saber se o dente de osso que vai nascer vai preencher esse espaço e se o dente vai demorar muito para nascer. 😐

  194. Ola, meu nome é Sarah e tenho 12 anos, minha presa de cima do lado direito não nasce ! Acho que já faz mais de 2 anos que arranquei e nada de vir o “dente de osso” ! Me ajude por favor !

    1. Sarah, os caninos de cima nascem entre os 11 e 12 anos de idade, então o seu deve estar a caminho. Mas a melhor forma de saber se está tudo ok é procurar um dentista pra avaliar, através de uma radiografia panorâmica e possível verificar a posição do seu dente dentro da gengiva.

  195. Não sei se meus 2 incisivos laterais (de cima) são de leite, tenho 10 anos, será que ainda são doutora, porque eles são pequenos ?

  196. Olá , eu tenho 11 anos, faço 12 daqui alguns meses, meu segundo molar está mole e eu não me lembro se ja arranquei ele, é possível um dente permanente ficar mole?

    1. Isabele, na sua idade certamente esse dente é de leite. O segundo molar de leite cairá e dará lugar ao segundo pré-molar, que já é um dente permanente. E isso ocorre mais ou menos na sua idade, mesmo.

  197. Tenho 15 anos e arranquei um dente canino aos 12 anos, entretanto ele não nasceu e já faz três anos, já fui ao dentista e pela radiografia possuo o dente, já estou usando aparelho e etc., porém gostaria de saber o prazo para o dente descer.

    1. Rafael, os caninos geralmente nascem lá pelos 12 ou 13 anos. Como você já tem 15, pode ser que ele nem nasça mais sozinho, sendo necessário “puxá-lo” pra fora com o aparelho (veja aqui como –> https://medodedentista.com.br/2013/04/tracionamento-de-caninos-impactados.html ). Seu dentista disse que havia chance do dente nascer sozinho? Uma forma de prever essa possibilidade é verificar se a raiz do dente já está completamente formada dentro da gengiva. Se estiver, o dente não nasce mais sozinho.

      1. Sim, ela disse que havia chance de descer sozinho, mas faz 3 meses e não há sinal de que eles estejam descendo, mas ela recomendou 1 ano para esperar e ver se ele vem sozinho, mas eu gostaria de saber se é melhor esperar ou puxar ele.

  198. Olá, tenho 15 anos e tenho apenas um dente de leite e ele está mole, quanto tempo no máximo ele cresce?

    1. Não tenho como saber sem avaliar você, Maria Josefa. Seria preciso, também, uma radiografia pra verificar onde está o dente permanente, dentro da gengiva. Procure um dentista e faça uma avaliação.

  199. Me ajude pfv, meu dente caiu faz uns meses ja ae. Ja ta aparecendo uma pontinha branca, mas so que ele não quer crescer totalmente, me ajudem pfv, muito dificil de eu falar, pq foi o dente da frente, da pra ver certinho, pfv me ajude. Outra coisa, eu tenho 15 anos e esse dente ja ta aparecendo a pontinha, mas não quer cresce, me ajudem.

    1. Serginho, você precisa procurar um dentista pra avaliar e fazer uma radiografia. Só assim será possível verificar se está tudo ok com o seu dente e se ainda há chance dele nascer naturalmente. Não há nada que você possa fazer, sozinho, para o seu dente nascer mais rápido.

  200. Olá, eu tenho 12 anos e meu dente caiu agora, mas ele era de leite ainda. O que caiu nao é os dois da frente, mas era 1 do lado do da frente. Quanto tempo ele demora para crescer mais ou menos ?
    Pois é muito dificil fikar sem rir por causa disso, obg.

    1. Gabriela, considerando a sua idade eu imagino que o dente em questão seja um canino (embora “1 do lado do da frente” seja o incisivo lateral. Enfim…). Se o dente de leite já caiu é sinal de que o permanente vem logo, pois você já está na idade de ter todos os dentes permanentes. Mas pode levar mais algumas semanas ainda…

  201. Minha filha tem 7 anos e já perdeu alguns dentes de leite e já nasceram outros no lugar, mas há um dente da frente, um dos grandes, que não nasce, ele esta la, a gengiva esta inchada e ate aparece uma pequena parte esbranquiçada do dente, mas ele não nasce, e já faz uns 5 meses, o que devo fazer?

    1. Eliane, não há problema, necessariamente. Mas seria bom um odontopediatra avaliar pra verificar se a gengiva que cobre esse dente não está muito fibrosa, o que atrapalharia – e até impediria – o nascimento dele. Nesse caso, bastaria um pequeno corte na gengiva pra permitir / facilitar o processo de irrupção.

  202. Tenho uma filha de 4 anos que tem muitas caries, ela arrancou 4 dentes superiores antes da hora, queria saber se ainda vai nascer. Alguem poderia me ajudar?

    1. Eliana, considerando a idade da sua filha, esses 4 dentes eram de leite. Se eram de leite, os permanentes devem nascer, sim, mas isso só quando for a hora. Então, possivelmente ela vai ficar “banguelinha” por pelo menos uns 2 anos, ainda.

  203. Olá, tenho 13 anos e vou por aparelho…
    Tinha um dente que já estava a abanar há 1 ano, e por isso já o tirei, estou a espera que cresça para por o aparelho! Tem alguma maneira de acelerar esse processo? Fica feio… e estou ansiosa para por aparelho…
    Sei que é uma pergunta um bocado “sem nexo” ou esquisita, mas gostaria de saber se existe algo que faça esse dente crescer mais rápido!
    Obrigada!
    Bjs
    Tania

    1. Tania, infelizmente não há uma forma de acelerar a irrupção de um dente. Mas sua pergunta não é sem nexo não, várias pessoas já me fizeram a mesma pergunta aqui no blog. 😉

  204. A minha filha tem 5 anos e 5 meses, às vezes queixava-se que tinha os dentes molinhos, no entanto nunca reparei que estivessem moles a ponto de cair. Ontem na brincadeira com as bonecas, foi tentar tirar elástico do cabelo da boneca com os dentes. Resultado: o dente incisivo central inferior saiu da raiz, segundo ela doeu um pouquinho, estou preocupada, será que saiu antes do tempo provocado pelo incidente, ou mesmo com este incidente o dente já estaria mesmo mole? Quais os problemas futuros no crescimento da dentição permanente? Obrigada.

    1. Patricia, já estava na idade desse dente cair mesmo… provavelmente a “mordida” no elástico só ajudou a soltá-lo. Em princípio, está tudo bem.

  205. Minha filha tem 7 anos, dois dentinhos de leite superiores já cairam, um dente nasceu bem e o outro já faz mais de cinco meses e ainda não nasceu, é possível haver anomalias ?

    1. Cláudia, possível é, mas pelo seu relato não dá pra afirmar que haja alguma coisa errada. Alguns dentes demoram mais pra nascer mesmo. Na dúvida, o ideal é levar sua filha ao odontopediatra pra avaliar.

  206. Eu tenho 11 anos, os meus dentes continuam caindo, um dente meu de cima caiu faz 6 meses e poucos dias e não cresceu, só apareceu uma pontinha, o que eu faço, eu preciso ser avaliada por um dentista ou é só esperar?

    1. Em princípio é só esperar, Manuelle. Mas se você quiser e for ficar mais tranquila, peça pra um responsável levá-la ao dentista pra avaliar.

  207. Tenho 16 anos e meu dente canino ainda n nasceu, acho q ja faz uns 2 anos, a gengiva ta meio inchadinha, tipo como se fosse nascer, mas até agr nd 🙁 por que sera ?

    1. Gaby, pode ser que ele esteja a caminho, mas pode ser, também, que o seu canino permanente nem exista. Pra saber, é preciso fazer uma radiografia panorâmica e avaliar. Procure um dentista.

  208. Ola, tenho 16 anos e meus caninos ainda não cairam, mas estao bem moles ja faz um bom tempo. Eles ja estao até avermelhados mas não caem de jeito nenhum, tem alguma soluçao que nao seja por aparelho ? E se eles cairem eu vou ficar banguela por muito tempo ? Obrigada.

    1. Ana, os caninos permanentes geralmente nascem lá pelos 11 ou 12 anos de idade. Ou seja: os seus estão atrasados. Isso não significa problema em si, pode ser só um atraso, mas seria interessante uma avaliação mais criteriosa pra considerar as possibilidades de tratamento. Procure um dentista pra avaliar, clínica e radiograficamente. Uma radiografia panorâmica é capaz de mostrar onde estão os seus caninos permanentes (isso se eles realmente existem, às vezes eles simplesmente não se formam dentro da gengiva) e se estão bem posicionados pra nascer. Só conhecendo a real situação será possível intervir de alguma forma (se necessário). Talvez seja só o caso de esperar mais um pouco, mas pode ser necessário “puxar” esses dentes para fora com aparelho, também. Enfim: só avaliando pra saber.

      1. Um deles caiu hoje, e da pra ver a pontinha, sera que o outro tambem vai ser desse jeito? Pq o outro esta mais firme…

  209. Oii, tenho 13 anos e meu dente canino esta mole e a pontinha do outro esta vindo por cima, apos eu arrancar quanto tempo mais ou menos leva para ele nascer?

    1. Depende Renata, às vezes leva dias, outras semanas, outras meses. Depende muito do organismo da pessoa e da idade / época certa de nascer os dentes, também. Como a pontinha do seu canino já aparece, se houver espaço, seu dente deve terminar de nascer logo.

  210. Doutora, por favor!! Eu tenho 15 anos e meu dente de leite caiu faz mais ou menos 1 mes e ja esta nascendo o canino, o meu canino direito ja nasceu ha um tempo. Enfim, meu dente caiu e o meu canino está com uma pontinha bem pequena, mas é horrivel, não consigo sorrir e tenho vergonha de sair por ta faltando um dente, porque todo mundo da minha idade ja tem os dentes permanentes… Queria muitoooo saber se isso é normal e em quanto tempo ja vou ter meu canino aqui e vou poder sorrir livremente como antes. Ahhh e se tem algum modo para que cresça mais rapido!! Obrigada desde ja!!

    1. Giovanna, realmente há um pequeno atraso na cronologia de irrupção dos seus dentes. Mas se a pontinha do canino já aparece, isso é ótimo… sinal de que o dente existe e está bem posicionado. Não dá pra dizer com certeza quanto tempo leva pra ele sair, varia, mas havendo espaço para o dente nascer, não deve demorar (talvez mais algumas semanas). E não, não existe uma forma de fazê-lo “crescer” mais rápido.

  211. Meu filho nasceu de 8 meses e com 1 dentinho embaixo, quando ele fez 1 aninho o dentinho caiu. Hoje ele fez 6 anos e outro dente de baixo caiu no dia 31/12/2013, já estamos em março e nem sinal do nascimento de nenhum dos dois dentes. É pra se preocupar? Obrigada!!!

    1. Não Marisol, parece que está tudo normal. Às vezes demora um pouco pro dente nascer, mesmo. Se só 1 dos 2 não tivesse nascido, eu até desconfiaria de algum problema… mas se os 2 ainda não apareceram, é porque simplesmente não deve ser hora ainda. Eles devem nascer a qualquer momento.

  212. Oi, minha filha usa aparelho ha quase 4 anos e sua dentista arrancou seus dentes de leite, só que um não quer nascer, ja vai fazer 2 anos, e estou preocupada, o problema é que ela ñ pode tomar anestesia, se por acaso precisar de uma cirurgia o que eu faço, será que tem algo que posso fazer? Me ajude por favor. Daiane Ribeiro

    1. Daiane, algumas informações são essenciais pra que eu possa ajudar você: 1. Qual a idade da sua filha? 2. Que dentes de leite foram extraídos (da frente, do fundo?)? 3. Por que a sua filha não pode tomar anestesia?

      Enfim: dependendo de quais dentes foram extraídos, eles não nasceram ainda simplesmente porque não é hora, é muito cedo. Não há, necessariamente, algum problema.

  213. Ola, eu tenho 13 anos e meu dente do canto ta mole e esta prestes a cair, e eu acho que já apontou, agora queria saber em quanto tempo ele vai ficar grande ? Eu sei que cada caso e cada caso, depende da pessoa, mas me da uma média !

    1. Amanda, qualquer coisa que eu diga é “chute”… não tem “média” pra essas coisas. Se o dente permanente já apontou, é um ótimo sinal… geralmente, é questão de até 1 mês para o dente nascer. Mas depende de uma série de coisas, principalmente do espaço disponível pra isso. Outra coisa im portante a se observar é se o mesmo dente, do outro lado, já nasceu. Se já, as chances do seu dente nascer mais rápido são maiores.

  214. Boa tarde.

    Tenho agenesia dos terceiros molares superiores. Usei aparelho por muito tempo e após 2 anos e com o nascimento dos cisos meus dentes entortaram de novo. Queria saber se para resolver isso eu posso retirar os terceiros molares que são de leite e colocar aparelho novamente para trazer os cisos e assim preencher o espaço.

    1. Isabela, “sisos” e “terceiros molares” são a mesma coisa, sinônimos. Você não estaria falando dos segundos pré-molares (que ficariam imediatamente à frente dos molares)? Se sim e você ainda tiver os dentes de leite, extraí-los e trazer os molares para frente é uma opção, sim. Mas olha, esse negócio de que os sisos, ao nascerem, entortam os outros dentes é lenda… –> https://medodedentista.com.br/2013/07/os-sisos-entortam-os-outros-dentes.html

  215. Meu filho tem 10 anos, e acabou de arrancar dois dentes de leite que estavam um pouco moles e doendo muito. O problema é que após uns 10 dias um dos dentes esta começando a nascer e esta doendo muito. O que faço? Analgésicos não estão funcionando.

    1. Uinison, a dor deve ser essencialmente gengival, mesmo. Um anestésico tópico como a benzocaína, por exemplo, pode ajudar. Dá comprar em qualquer farmácia. É só passar no local.

  216. Ola boa noite,
    Dra, tenho 14 anos, fui ao dentista de uma faculdade ha 6 anos, e ele usou uma luz azul e alguma outra coisa no dente. No ano passado fui a uma dentista pq eu estava sentindo dor no ultimo dente do lado esquerdo inferior, ele disse q teria q extrair ou fazer um curativo q poderia cair a qualquer hr, a causa era carie em estágio avançado, ela disse q eu teria outros dentes q estariam cariados e precisavam de tratamento, e ela tbm disse q meus dentes eram diferentes, n disse como so disse q era diferente, ela extraiu o dente, ai ontem fui ao dentista pq tava doendo n mto, ele disse q era so o começo, mas n precisa intervir, pois escovando os dentes diariamente 4 vezes ao dia n haveria problemas, mas ele observou q o dente superior do lado esquerdo, o último, estaria descendo, e ele disse q seria necessário acompanhamento odontológico. Qual seria o problema descrito por ele ? O q o medico da faculdade teria feito ? E qual seria o curativo q a dr iria fazer ? E o dente esta com manchas pretas, realmente n estaria cariado ? E foi correto ele ter feito so a limpeza ? Obrigado pela atenção, boa noite.

    1. Stanley, é complicado eu avaliar a conduta de um ou mais colegas com base apenas na sua descrição, seria necessário um exame mais detalhado e, mesmo assim, ouvir todas as partes. O código de ética da Odontologia (assim como o da Medicina e outras áreas) condena que ajamos como peritos sem termos sido designados pra isso, ainda mais tendo como base uma conversa informal via Internet, né?!

      Enfim… o que eu diria sobre o sua história é: o termo “dentes diferentes” pode se referir a várias condições, pelo seu relato não identifiquei qual possa ser. O processo do dente “descer” se chama extrusão dentária, e ocorre, geralmente, pela falta do dente correspondente no outro arco (por isso a necessidade de acompanhamento, pra ver se isso vai acontecer mesmo). O curativo provavelmente seria endodôntico, ou seja, abrir o canal do dente e colocar uma medicação lá dentro. Manchas / pontos pretos nem sempre são cáries, é preciso avaliar caso a caso.

  217. Olá, meu nome é Fabielli tenho 13 anos e precisei extrair o meu dente canino esquerdo, e acho que faz 2 meses que ele não nasceu ainda, minha doutora disse que pode demorar mais um pouco! Mas isso é grave ? O que eu faço ?

    1. Fabielli, nem é grave nem você precisa fazer nada além de ter paciência. Às vezes o dente permanente leva algumas semanas (ou até meses) pra nascer depois que o dente de leite cai. É assim mesmo, pode ficar tranquila.

  218. Ola !!
    Um dente meu de leite demorou muito pra amolecer, caiu hoje…
    Tenho 12 anos, enfim, vai demorar em media de quanto tempo pra nascer todo ????? Obrigada…

    1. Cada caso é um caso, Giovanna. E depende, também, de que dente estamos falando… mas, geralmente, leva algumas semanas para o dente permanente nascer depois que o de leite cai.

  219. Oi Ana, não sei se lembra de mim, mas entrei em contato com você em agosto do ano passado a respeito de dois dentes caninos superiores que são de leite, sendo que tenho 15 anos.
    Bom, fato é que desde agosto, até hoje, os meus dentes NÃO caíram. Além de não caírem eu fiz uma radiografia que apontava que os dentes permanentes estavam logo atrás (bem grudados MESMO, principalmente o esquerdo) do meu dente de leite.
    Bom, o que acontece é: o meu dente esquerdo soltou um pouquinho atrás. E, ao “apertar com a unha” atrás do dente, eu sinto um incomodo, e uma dor bem forte.
    A doutora que eu fui me disse que o meu dente estava “vindo como qualquer outro dente, bem proximo do de leite”. Há chances de nascer sozinho devido a esse incomodo e a ter soltado atrás?
    Penso que, se soltou atrás, é porque meu dente permanente está empurrando a raiz (atrás) do dente, não é mesmo?
    Obg.

    Ah, e apenas continuando o meu relato, meu dente do lado do canino (não o molar, o outro, do lado direito), foi para cima do da frente. Penso que pra abrir espaço pro outro dente nascer, não sei.

    1. Isabella, pode ser, sim, que o seu dente esteja nascendo normalmente. Há sinais disso (a dor, o “descolamento” do dente de leite, o apinhamento do incisivo lateral, etc.). Claro que, aos 15 anos, o nascimento desses dentes está atrasado… então é importante que as raízes deles não se formem por completo dentro da gengiva porque, depois disso, o dente mesmo tendo espaço, não tem mais “força” pra nascer sozinho.

    1. Então os caninos devem estar a caminho, a não ser que algo esteja impedindo (outro dente no caminho, mau posicionamento dentro da gengiva). Mas, em princípio, ela está na idade.

  220. Olá, minha filha arrancou 2 dentes de leite (caninos) há mais de 6 meses e nada do 2 dentes permanentes nascerem.

    Vc acha que ainda vai nascer?
    Isso é normal?

    1. Michelly, qual a idade da sua filha? Os caninos permanentes nascem entre os 9 (inferiores) e 12 (superiores) anos de idade. Se sua filha for mais nova que isso, os caninos podem demorar pra nascer, ainda. Uma radiografia panorâmica pode mostrar o posicionamento deles dentro da gengiva pra verificar se está tudo bem. Leve-a a um dentista / odontopediatra pra avaliar.

  221. Bom dia,

    Me chamo Gisele, ha 4 meses levei minha filha q tem 7 anos no dentista e a doutora pediu uma panoramica, foi feita e a mesma falou que precisa arrancar os quatros dentes da frete, arrancamos o primeiro canino e ate hoje não nasceu, e a gengiva ja esta cicatrizando, o que devo fazer, que tem?

    1. Gisele, quando se extrai dentes de leite um pouco antes do tempo, o dente permanente correspondente pode demorar um pouco pra nascer, é assim mesmo. O fato da gengiva cicatrizar não interfere em nada, o dente permanente é capaz de rompê-la novamente. Portanto, se o dente permanente estiver ok dentro da gengiva, deve nascer normalmente na época certa. Você falou em “4 dentes da frente” e em “canino”, o canino não é um dos 4 dentes da frente (incisivos), mas se tiver sido o canino de leite o extraído, ele vai demorar MUITO pra nascer, pois os caninos permanentes só nascem lá pelos 11 anos de idade (os de baixo, depois do 9).

  222. Ola, eu tenho 14 anos e arranquei meu primeiro canino e ele começou a nascer em 1 semana, ja o canino direito ja arranquei faz 1 ano e meio e nao nasceu ainda, ai ha 3 dias eu comecei a perceber a gengiva do local do canino com um caroço sem meu dente, mas ele nao quer sair porque a gengiva ja cicatrizou e fechou o buraco, o que eu faço, espero ele cortar a gengiva ou a gengiva naquele lugar deve ser cortada, me ajuda pfv, to ha 1 ano sem dente nesse local.

    1. Dhion, o próprio dente deve rasgar a gengiva, pode ficar tranquilo. E se você já sente a região meio inchada, é sinal de que ele está vindo. Em princípio, é só aguardar. Se demorar MUITO, seria bom procurar um dentista pra avaliar radiograficamente.

  223. Meu filho estava com uma corda na boca e andando de skate, ele escorregou e teve os dentes puxados pra frente, dois dentes da frente, porém a gengiva também veio um pouco pra frente. Levei na odontopediatra, ela fez uma radiografia e constatou que não estava nada quebrado, mas disse que ele iria ficar com o sorriso torto, os dentes e a gengiva pra sempre. Ele tem 6 anos.

    1. Muito provavelmente, Evelin. Você está na idade pra isso acontecer, se o dente permanente estiver ok dentro da gengiva, ele deve nascer em breve.

  224. Ola! Eu sou Lucas, fiz uma radiografia panorâmica e lá mostrou que eu tinha os 2 dentes de leite, os caninos, eu extrai os meu dentes de leite mas só em um lado deu uma ponta do dente permanente, e do outro não nasceu ainda, a minha gengiva do dente de leite canino que eu extrai e não nasceu esta meio dolorida e eu não sinto um dente nela, e eu estou usando um aparelho fixo, isso pode prejudicar o crescimento do dente canino, me responda pfv 😉 obg …

    1. Lucas, não, o uso do aparelho não prejudica em nada o nascimento do seu dente. E o fato da gengiva estar dolorida no local é um bom sinal, possivelmente é o dente permanente que vem vindo. Agora é aguardar.

  225. Tenho 17 anos e perdi meu canino. Era de leite, e em um mês a pontinha apareceu, mas após o aparecimento não senti diferença em relação ao crescimento.
    Demora muito para crescer?
    Devo ir ao dentista?
    O que devo e não devo fazer para que cresça o mais rápido possível?

    1. Bryan, não tem nada que você possa fazer pra acelerar o processo de irrupção do seu dente. Eu acho que você deveria ir ao dentista sim, pois uma avaliação mais criteriosa (radiográfica, inclusive) poderia demonstrar o motivo desse atraso. Geralmente, o problema é falta de espaço ou a formação completa da raiz do seu canino, o que faz com que o dente pare de irromper, mesmo.

  226. Dra., eu tenho uma pequena dúvida. Tenho 15 anos e extrai meu canino superior há uns 10 meses porque ele estava muito mole, mas até agora ele nasceu só uma parte, pequena, acho que não tem espaço para ele descer, e ele está nascendo meio torto. Me disseram que eu tenho que usar um aparelho para ele descer, pois ele não vai mais descer sozinho. Minha pergunta é: que aparelho é esse e como ele funciona? Ahh, a dúvida… isso é normal?

    1. Marina, se parte do seu dente já está pra fora da gengiva, o aparelho fixo convencional, aquele com bráquetes colados nos dentes, já é capaz de fazer o alinhamento dos seus dentes. Se não houver espaço pra isso, há a possibilidade de que seja necessário extrair 1 ou 2 dentes (geralmente os pré-molares). Mas estou apenas “teorizando”, o ideal é procurar um dentista / ortodontista pra avaliar.

  227. Oi, eu tenho 15 anos e meus dentes caninos cairam, começou crescer a metade mas parou de crescer, o que que é?

    1. Ana, provavelmente isso ocorreu, apenas, por falta de espaço. Pra alinhar os seus caninos com os demais dentes, provavelmente será preciso usar aparelho. Procure um dentista / ortodontista pra avaliar.

  228. Porque é quase certo que o dente nasça? Pode acontecer algum coisa que ele fique apenas apontado? Eu acho que ele ira terminar de nascer porque a gengiva esta inchada e me disseram que agora ele vai continuar crescendo e a gengiva vai desinchar 🙂 . Obrigado espero a resposta.

    1. Porque ele só vai nascer se houver espaço pra isso… e como eu não examinei você, eu não sei se há. Se houver, vai. 🙂

  229. Eu tenho 15 anos, eu falei mini dente mas essa errado haha, é que o dente de leite foi arrancado porque estava muito mole e eu ví que tinha um dentinho apontando e a gengiva estava inchada, então o dente foi arrancado para dar espaço para esse dente crescer, que sera o fixo, e agora a minha duvida é sera que esse dente vai demorar para crescer e sera que ele vai crescer? Obrigado mais uma vez aguardo a resposta.

    1. Ah bom, então não é um “mini-dente”, mas a pontinha de um dente normal. 🙂

      Se a pontinha do dente já aparece, é quase certo que ele vai terminar de nascer sozinho, sim. Pode levar dias, semanas ou até alguns meses… depende do caso.

  230. Olá, eu tinha um dente incisivo lateral, e estava mole e a gengiva acima dele estava inchada e o dentista já havia dito que o dente era de leite, quando eu menos esperava ou olhei no espelho e um pequeno dentinho tinha saído em cima do de leite, então resolvi arrancar, e o pedacinho do dente esta aqui e a gengiva ainda esta inchada, sera que o dente vai continuar crescendo? E não doeu em nenhum momento, nem quando o dente mole foi arrancado sem anestesia e nem depois, e a gengiva ainda esta inchada ha um tempinho, ai de repente surge esse mini dente. Me ajuda, sera que ele vai continuar crescendo e quanto tempo sera que vai levar? Obrigada, aguardo a resposta.

    1. Fabiana, o que você arrancou? O dente de leite ou o “mini dente”? Se foi o dente de leite, possivelmente o “mini dente” é o seu incisivo lateral, mesmo que a anatomia dele seja um pouco diferente (chamamos de dente “conóide”). OU, você tem um dente supranumerário (um dente a mais do que o normal). Qual a sua idade?

  231. Ola, eu tenho 13 anos e ha 2 anos atras extrai o meu dente do lado dos dois da frente, sabe? Então… ele ainda esta pela metade, e meu canino direito so esta com a ponta para fora… e ainda tenho o canino esquerdo e o do lado dele que ainda sao de leite… por favor me diga o que fazer, eu tenho muita, muita vergonha de sorrir ou falar com alguem, ja estou com os exames para fazer uma radiografia panoramica! O que devo fazer enquanto isso? Há algo a fazer para acelerar o processo de nascer? Qual é o motivo de tanta demora? Desde ja agradeço.

    1. Natalli, enquanto você não fizer a radiografia não dá pra ter certeza se é apenas uma demora dos caninos permanentes – principalmente o esquerdo – nascerem (o que é bem comum) ou se há algum problema com relação ao posicionamento desses dentes dentro da gengiva. O direito parece ok, já está apontando… mas o esquerdo pode estar mal posicionado, haver algum obstáculo no seu “caminho” ou ele pode simplesmente não existir. Com a radiografia em mãos, o dentista vai pode esclarecer pra você o que está acontecendo (se é que está acontecendo alguma dessas coisas) e orientar você sobre como proceder. Não, não há nada que você possa fazer, por conta própria, pra esses dentes nascerem mais rápido.

  232. Os dentes da frente superiores do meu filho foram os primeiros a cair, quando ele tinha aproximadamente 2 anos, ele ja esta com 5 anos e nada dos dentes nascerem. Outros ja cairam e nasceram depois disso, mas aqueles, até agora nada…

    1. Fernanda, os incisivos centrais superiores nascem geralmente entre os 6 e 7 aos de idade. Se os do seu filho caíram aos 2, certamente ele bateu esses dentes (mesmo que você nem tenha percebido), o que acelerou o processo de rizólise (a raiz do dentinho vai “sumindo” e o dente cai). Como hoje seu filho tem 5 e a tendência quando se perde um dente de leite muito cedo é do dente permanente nascer um pouco antes, esses dentes devem estar pra nascer. Mas seria bom levá-lo a um odontopediatra pra avaliar se está tudo ok com os dentes permanentes.

    1. Fernanda, sem sempre o dente permanente nasce em seguida do de leite ter caído, pode demorar dias, semanas ou meses. Mas se você quiser ter certeza se há ou não um problema, só procurando um dentista pra avaliar clínica e radiograficamente.

  233. Olá, meu filho tem 7 anos e ainda não caiu nem um dentinho, doutora isso é motivo de preocupação ou é porque ainda não chegou a hora de cair?

    1. Aline, considerando a cronologia com que os dentes nascem, realmente há um certo atraso na irrupção dos dentes do seu filho. Mas nem por isso dá pra se afirmar que há algum problema, em algumas crianças os dentes nascem antes e em outras depois, sem prejuízo. O ideal é levá-lo a um odontopediatra pra uma avaliação mais criteriosa.

  234. Oi! Eu tenho 27 anos e tenho 17 dentes na parte inferior da boca. Não entendo o motivo de ter um dente a mais. Sei que isso não é nada comum.

  235. Meu filho de seis anos tinha os dentes incisivos superiores cariados, fui ao dentista e ele disse q era melhor extrair, pq ele já havia passado do tempo de arrancar, só q quando ele extraiu o dente veio com a raiz inteira; e depois de seis meses esses dentes ainda não nasceram e não tem nem sinal. O que eu devo fazer?

    1. Nair, esses dentes nascem lá pelos 7 anos… então eles provavelmente não nasceram porque não é hora, ainda. Pra se ter certeza, o ideal é fazer fazer uma radiografia, pra avaliar o posicionamento dos dentes permanentes dentro da gengiva. Leve seu filho a um dentista / odontopediatra.

  236. Olá, meu filho tem sete anos e 2 dentinhos dele tiveram que ser extraídos pois os permanentes já haviam crescido e os dentes de leite não ficaram moles, será que todos os dentes dele vão ser difíceis assim?
    E mais uma pergunta, ha mais ou menos seis meses a dentista extraiu o dentinho do lado desses dois que nasceram para que eles tivessem o espaço, mas até hoje não nasceu outro, fico com medo dele não nascer mais.

    1. Daiane, não dá pra dizer que todos vão ser assim, pelo contrário, geralmente essas retenções prolongadas são problemas isolados. Qual é o dente que a dentista extraiu há 6 meses? De qualquer forma, às vezes demora um pouco mais para o dente nascer, principalmente se o de leite foi extraído antes do tempo adequado.

  237. Olá, tenho 17 anos e ha alguns dias decidi ir ao dentista para tentar melhorar a aparência dos meus dentes que são muito tortos. Porém, quando analisado o raio x panorâmico, o Dentista percebeu que eu tinha a presa direita superior ainda de leite. E o raio x mostra um dente na minha gengiva perdido, que seria a presa permanente, que esta em cima dos dentes da frente.
    Qual é o procedimento para essa situação ? Vou ter que arrancar o de leite e depois puxar o permanente para o lugar ?

  238. Olá, tenho 13 anos e tive de tirar (na dentista) o meu antigo dente de leite, com que então já se passou 1 ano, e ja me sinto envergonhada sem o dente, porque nao posso sorrir para ninguem !
    O que devo fazer?

    1. Eu não sei de que dente estamos falando, mas aos 13 anos, se ele existe, já deve estar próximo de nascer. Eu digo “se ele existe” porque pode ser que ele não tenha se formado dentro da gengiva. Mas pra saber, só fazendo uma radiografia. Procure um dentista pra avaliar!

  239. Oi, fiz um tracionamento há 2 dias porque meu canino não nasceu, mas ele esta com a raiz torta, por isso não nasceu, meu dentista disse que pode nem nascer mesmo com o tracionamento… queria saber se a Dra. ja viu algum caso parecido e se nasceu o dente da pessoa. Obrigada.

    A ponta da raiz dele é semelhante a um cabo de guarda-chuva. Estou preocupada pq ja tenho 18 anos e estou banguela. Quanto tempo leva pra nascer?

    1. Jaqueline, nunca tentei tracionar um dente assim, mas já vi casos de colegas e outros em publicações. Pode dar certo, mas esteja preparada para a possibilidade de não dar. Dentes com raízes dilaceradas (esse é o termo técnico) são BEM difíceis de responder ao tracionamento. Tracionamentos com sucesso costumam levar de 6 meses a 1 ano, mas esse tempo depende da localização intra-óssea do dente.

  240. Olá. Tenho 15 anos e meus dentes caninos superiores sao de leite. Um caiu ha quase 4 meses. E começou a nascer essa semana. O outro ainda n caiu. Isso é normal ? Estou constrangida. E com vergonha de sorrir 🙁

    1. Rafa, o nascimento dos seus dentes está um pouco atrasado, realmente. Mas se o canino de um dos lados está nascendo, é um ótimo sinal. De qualquer forma, pra ter certeza, seria bom procurar um dentista pra avaliar… uma radiografia panorâmica é capaz de mostrar se está tudo ok ou se é preciso intervir.

  241. Minha filha arrancou 2 dentes de cima ja tem dois meses, e ate agora nada, estou preocupada, o que eu faco???

    1. Fabiana, pra você ficar mais tranquila, leve-a a um odontopediatra pra avaliar. Mas em princípio não há nada errado, às vezes demora um pouco pra nascer, mesmo.

  242. Olá, eu tenho 9 anos e até agora só cairam 8 dentes meus, uma doutora me diz que quando eu tiver mais de 12 anos, meu dente não crescem mais e eu fiquei com medo, isso é verdade?

    1. Hillary, pode ficar BEM tranquila… pela sua descrição está tudo dentro da normalidade. Sim, lá pelos 12 anos você já terá todos os dentes permanentes, por isso sua dentista disse que seus dentes não vão cair mais. 🙂

  243. Meu filho tem 6 anos, já perdeu os 4 dentes de baixo e nasceram bem rápido, agora os dois de cima, nasceu um e o outro não nasce, já tem alguns meses, apontou, a gengiva está inchada e meio branquinha e uma pontinha bem pequena de fora mais não sai. É normal?

    1. Joseane, se a pontinha do dente já aparece, pode-se considerar normal, sim. Se não houvesse nem sinal do dente, haveria a possibilidade dele nem existir, o que chamamos de “agenesia”. Mas que bom não é o caso. Às vezes alguns dentes demoram pra nascer mesmo… dias, semanas, meses. O ideal, nesses casos, é levar seu filho num odontopediatra pra avaliar e “tirar a cisma”.

  244. Meu filho tem 5 anos e 10 meses, o dente dele caiu em 21/08/2013 e até o momento ainda não nasceu, isso é comum, está dentro do período para nascer outro? Meu nome é Kate.

    1. Kate, é comum, sim. Pode levar algumas semanas, às vezes alguns meses para o dente nascer. Mas se o dente de leite caiu, sinal de que o permanente está a caminho.

  245. MINHA FILHA TEM 14 ANOS E SEU PRIMEIRO DENTE DECÍDUO AINDA NÃO CAIU, ELA JÁ POSSUI O GERME DO PERMANENTE, ATÉ QUANTOS ANOS POSSO ESPERAR QUE ELE ROMPA? A DENTISTA QUERIA FAZER EXTRAÇÃO, MAS NÃO CONCORDEI DEVIDO AO MEDO DE INFECÇÃO OU HEMORRAGIA. QUAL ATITUDE TOMAR, DEVO TIRAR O APARELHO E ESPERAR QUE ELE CAIA?
    JÁ ESTÁ DE APARELHO TEM 4 ANOS.
    – DIGO, O PRIMEIRO MOLAR SUPERIOR AINDA NÃO CAIU, E O PRIMEIRO PRÉ-MOLAR ESPERA PARA ROMPER, ATÉ QUE IDADE DEVO ESPERAR? AGUARDO SUA ANAMNÉSIA, OBRIGADA.

    1. Mrad, os primeiros pré-molares superiores irrompem geralmente entre os 10 e 11 anos de idade. Então, há um atraso considerável. Se o dente permanente existe, é uma ótima notícia… mas é preciso verificar se a raiz desse dente já se formou por completo pois, se isso aconteceu, ele não terá mais “força” pra nascer sozinho. Nesse caso, seria preciso ou tracioná-lo (“puxá-lo” para fora com o uso de aparelho) ou extraí-lo (o permanente e o de leite) e fechar o espaço com o aparelho ou fazer um implante (embora sua filha só possa fazer implantes depois de passar pela fase de crescimento, lá pelos 19 anos de idade). A decisão por uma coisa ou outra depende do caso.

  246. Olá! Tenho 14 anos e o meu ultimo dente de leite saiu-me ha cerca de um mês, que é o canino, ele já ta grandinho mas eu queria saber quanto tempo mais ou menos demora para o dente crescer todo!

    1. Varia, Bruna. Geralmente 1 ou 2 meses (se houver espaço). Mas pode ser menos que isso… ou mais que isso. O outro canino já nasceu por completo? Se sim, esse não deve demorar muito.

    1. Caroline, a água oxigenada (a de farmácia) não é adequada pra uso direto no meio bucal, nem pra machucados. O problema maior nem são os dentes, em si, mas a gengiva e a mucosa. Pode causar lesões, descamação, etc..

  247. Doutora, minha filha tem 7 anos e amoleceu e foi tirado os 4 dentes de cima da parte da frente, o problema é que nasceram 2 desalinhados que tomaram o espaço dos 4, agora a gengiva dela esta inchada e em cima do dente canino esta nascendo um dente, não sei se ja é o dente canino ou se é o outro que quer nascer, e como não tem espaço ele esta vindo no lugar do outro, a dentista recomendou extrair o canino, ele não esta mole, moro em uma cidade pequena que não tem muitos recursos, o que devo fazer?

    1. Iraide, o canino permanente nasce só mais tarde, lá pelos 11 ou 12 anos. Então, o dente que está nascendo certamente é o incisivo lateral, que está na época certa (um pouquinho adiantado, talvez). Se não há espaço e a dentista julga ser necessário extrair o canino, ok. Apenas será preciso acompanhar, depois, o desenvolvimento do canino permanente dentro da gengiva.

  248. Oi Ana, meu filho vai fazer 7 anos agora em setembro, marquei com uma dentista pra terça-feira agora, que sugeriu fazer um “cortinho” na gengiva pra facilitar o dente nascer, pois ela acha que a gengiva esta muito fibrosa.
    Grata.

    1. Sim Regiane, pode ser esse o motivo da demora. Esse corte se chama “ulotomia”, e é um procedimento bem comum nesses casos.

  249. Boa tarde,
    O dente de leite superior central do meu filho caiu dia 09-12-2012, e ate agora não nasceu!!! Sendo que o outro dente central caiu dia 06-03-2013 e ja tem 1/3 do dente nascendo.
    O 1º dente permamente ja não devia ter nascido??? São 8 meses, já.
    Grata,

    1. Regiane, considerando o dente que já nasceu, deveria sim. Qual a idade do seu filho? Sugiro que você leve-o a um odontopediatra pra avaliar se há alguma coisa impedindo o nascimento do dente, uma radiografia pode elucidar isso.

  250. Tenho 14 anos e arranquei meu dente canino, quando tempo vai demorar pra nascer ? Me ajuda ai. Eu agradeço !

    1. Milena, aos 14 anos até já deveria ter nascido. Se o dente permanente existir (às vezes ele simplesmente não se forma dentro da gengiva), a raiz dele não estiver ainda completamente formada e houver espaço disponível, não deve demorar muito. Sugiro que você procure um dentista pra avaliar, uma radiografia panorâmica é capaz de fornecer esses dados ao dentista.

  251. Olá, minha irmã arrancou um dente incisivo do lado direito, vizinho do frontal, com 8 anos, e agora ela tem 13 anos e ainda não cresceu, e ela esta muito preocupada, o que fazer?

    Agora é a respeito de mim: tenho 13 anos tbm e faltou ainda arrancar 9 dentes: 2 caninos superiores e o resto de trás, demora para amolecer? Por favor me responda, estou ficando preocupada.

    1. Ceu, é preciso procurar um dentista pra avaliar, tanto no seu caso quanto no da sua irmã. Com relação a ela, pode ser que esse dente esteja retido dentro da gengiva ou, até, que ele nem exista. No seu caso, aos 13 anos você já deveria ter todos os dentes permanentes (ou quase todos, pelo menos). Os 2 caninos de cima ainda podem nascer, a idade é mais ou menos essa, mas os de trás você provavelmente está confundindo e eles já são permanentes. É que os molares permanentes nascem atrás dos molares de leite, e não no lugar deles (no lugar deles nascem os pré-molares). Essa confusão é bem comum. Veja esse texto: https://medodedentista.com.br/2011/11/como-saber-se-o-dente-e-de-leite.html

  252. Boa tarde, tenho 16 anos e parece me estar a nascer uma raiz de um dente na parte da cima da boca atras do dentes, é possível?

  253. Olá Dra. Ana, neste momento estou muito assustada, tenho 13 anos e não sabia, nem me importava em saber nada sobre os meus dentes, e por isso não dei conta que o meu dente (canino) era dente de leite, então começou a abanar, mas antes de isso acontecer nasceu um dente atrás desse canino de leite, não me preocupei, mas depois o dente (canino) caiu e faz uma semana, eu queria saber se isso é normal e se me devo preocupar!
    Obrigada e até mais ver!
    Ps: Vai nascer outro no lugar do canino????

    1. Maria, o canino permanente nasce mais ou menos na sua idade, mesmo. Então, o de leite deve ter caído porque o permanente está pronto pra nascer. Se isso não acontecer no próximo mês, sugiro que você peça a um responsável para levá-la a um dentista pra avaliar. Mas, em princípio, está tudo ok… é só aguardar.

  254. Oi, os 4 dentes de cima da minha filha cairam ha 6 meses, hoje ela esta com 5 anos o 1 ja caiu o pedaço que ficou, isto prejudica os que vao sair?

    1. Bruna, parece que os dentinhos dela caíram um pouco mais cedo do que o normal, mas isso não é um problema, em si. Algumas crianças são mais “precoces”, mesmo. Pelo seu relato, não vejo problema, os permanentes devem nascer normalmente.

  255. Olá de novo, Ana, existe uma maneira para que o dente cresça mais rápido? Ouvi dizer que se comermos alguma comida que tenha vitamina A, B ou C o dente cresce mais rápido, é verdade?

    1. Não Ana, não é verdade. Os dentes têm uma época certa pra nascerem / crescerem, não há nada que possa acelerar esse processo (às vezes isso se antecipa em caso de perda precoce do dente de leite, mas só).

  256. É um dente canino, logo depois que eu perdi o dente nasceu um pouco, muito pouco e depois parou de crescer. Eu pensei que era por que a raiz do outro dente (permanente) não estava pronta ainda que ia demorar mais para crescer.

  257. Oi! Eu tenho 13 anos e perdi um dente de leite há 6 meses e cresceu muito pouco, quase nada, mas foi sem querer, eu coloquei um monte de tic tac na boca e mordi errado e ficou mole e eu tirei, tu pode me dizer se nesses casos demora mais para crescer porque a raiz n tava preparada para recompor o dente de leite ou se depois que perde o dente é tudo igual e demora pouco para crescer?

    1. Richard, de que dente de leite nós estamos falando? Quando se perde um dente de leite precocemente, a tendência é do permanente nascer um pouco antes da hora. Mas, no seu caso, considerando a sua idade, você até já devia ter todos os dentes permanentes na boca. Se você vê parte do dente permanente na gengiva, é um ótimo sinal… em princípio, é só aguardar. Se demorar muito, seria bom procurar um dentista pra avaliar.

  258. Boa noite Dra., meu filho tem sete anos e o dente da frente de cima estava bem molinho, amarrei o fio dental e arranquei como de costume, porém acho que uma pedacinho do de leite ainda ficou lá? Isso aconteceu hoje a tarde, ele esta ótimo super feliz que está banguela, porém estou preocupada, o que vai acontecer com este pedacinho?
    Obrigada, Ana.

    1. Ana, dá pra ver o pedacinho na gengiva? Enfim, pode ser que o próprio organismo dele se encarregue de expulsar esse pedacinho. Se não, seria bom levá-lo a um odontopediatra pra avaliar… talvez seja preciso remover.

  259. Olá! Tenho 18 anos, e tenho um dente de leite ainda, o tal do canino. Eu uso aparelho e tenho um outro pra nascer, minha dentista disse que terei que fazer o tracionamento para puxar o dente, porém, será que não posso deixar o dente de leite cair? Se é que ele vai cair um dia…

  260. Oiii Ana, o dente que ñ nasce é um incisivo lateral. Eu vou esperar algumas semanas mais, se ele ñ der sinal levo ela outra vez ao dentista. Muito obrigada… Abraços.

  261. Meu filho está com 5 anos e 9 meses e acabou de perder o dentinho inferior central da direita de forma prematura (a irmã puxou um objeto que estava não boca dele e o dente caiu). É possível que ele já estivesse mole nessa idade? Existe alguma vitamina, alguma coisa que acelere o crescimento?

    1. Elaine, os incisivos centrais inferiores de leite caem lá pelos 6 ou 7 anos, então é bem possível que o dente já estivesse um pouquinho mole, sim. O permanente deve nascer daqui em até 1 ano, e o próprio fato do dente de leite ter sido removido antes do tempo já é um motivo para o organismo do seu filho acelerar um pouco a época de nascimento do permanente.

  262. Ola… minha filha tem 8 anos. Faz exatamente 7 meses que caiu um dente de leite e vejo que a gengiva está super roxa e o dente nem aparece. Já levei no dentista e me disse que é normal. Mas vivo em um país que parece que as pessoas ñ dao muita importancia aos cuidados com os dentes. Entao estou preocupada, gostaria do teu parecer, por favor. É normal que demore tanto assim pra nascer ??? Obrigada.

    1. Às vezes demora sim, Déborah. Mas não significa que haja, necessariamente, um problema. O fato da gengiva estar arroxeada pode significar que ela está mais fibrosa na região, então o dente estaria “fazendo força” pra sair, sem conseguir. Que dente é? Nesse caso, pode estar indicada uma ulotomia, que é um procedimento em que se faz um pequeno corte na gengiva pra “liberar” o dente. Se o dente não nascer nas próximas semanas, seria bom reavaliar.

    1. Depende, Natalia. É preciso avaliar se o dente está próximo da “saída” ou não. Aos 15 anos, ele já deveria ter nascido. Procure um dentista pra avaliar, uma radiografia panorâmica pode mostrar o posicionamento intraósseo do seu dente.

  263. Meu dente canino esta com uma pontinha, eu arranquei os dois quase no mesmo dia mas eu forcei para ele sair rapido, tenho 11 anos.

    1. Izabela, se os dentes já estão nascendo e há espaço suficiente, deve ser rápido. Talvez algumas semanas.

  264. Dra. eu tenho 14 anos e eu arranquei meu dente canino superior esquerdo no ano passado, no mês de agosto, e já vai fazer um ano e ele ainda não nasceu, só tem uma pontinha dele em minha gengiva. O que eu posso fazer? Pois já não aguento mais não poder sorrir.

    1. Vinicius, se aparece uma pontinha do dente, é um bom sinal: ele existe e está bem posicionado. Aos 14 anos ele já deveria até ter nascido. Se não nasceu, um motivo é que a raiz dele já tenha se formado por completo, assim ele não tem “força” pra nascer sozinho. Sugiro que você procure um dentista pra avaliar se ainda há possibilidade do seu dente nascer normalmente ou se será necessário “puxá-lo” para fora com o uso de aparelho.

  265. Oi, eu tenho 12 anos e eu arranquei a minha presa com 9 anos, e agora que esta saindo a pontido, vai demorar muito para nascer?

    1. Amablly, os caninos superiores nascem entre os 11 e os 12 anos, mesmo. Se a pontinha já está aparecendo, não deve demorar (até uns 3 meses… ou antes).

  266. Olá, é a Karymme, não sei se vc lembra de mim, quantos anos ou meses demora para o dente de leite de uma criança de 9 anos nascer?

  267. Olá Ana!!
    Meu filho tem 5 anos e há 3 meses bateu a boca e perdeu 3 dentes, superior da frente, gostaria de saber se vai demorar muito para nascer ou se existe alguma forma de substituir eles até chegar a idade certa de nascer, ex: protese ou algo parecido.
    Desde já agradeço…

    1. Lilian, se estivermos falando dos incisivos (centrais e lateral, por exemplo), os dentes permanentes devem nascer entre os 7 e os 9 anos de idade. Seria bom que você levasse o seu filho num odontopediatra pra avaliar a necessidade de algum dispositivo que mantenha o espaço pra que os dentes nasçam normalmente. Caso seja necessário, esse mantenedor de espaço pode ser funcional, ou seja, pode ser uma prótese que devolva a estética até que os dentes irrompam.

  268. Doutora, meus dentes caninos num nasceram e na minha parte superior da gengiva tem dois carocinhos que acho que são os dentes, já fui no dentista e ele botou aparelho, eles descem por eles mesmos ou terá que fazer cirurgia?

  269. Oi Ana, tenho 14 anos e meu canino esquerdo de baixo caiu ha alguns meses e o meu canino esquerdo de cima esta mole, queria saber quanto tempo demora para crescer ? Minha dentista pediu raio-x e disse que esta tudo certinho, meus dentes estao certos, no caminho, e o espaço esta certo tbm, só q eles estao bem atrasadinhos… meu canino direito superior nasceu ha poucos meses e ainda tenho meu canino direito inferior, é de leite ainda… Mas queria saber se vai demorar muito para nascer o canino q eu arranquei ? Tenho medo de arrancar o outro canino mole e demorar demais para crescer…

    1. Tá atrasadinho mesmo, Bruna, mas se sua dentista verificou e está tudo ok, é só questão de tempo mesmo. Se o canino do lado direito já nasceu, o do lado esquerdo não deve demorar muito (principalmente se o de leite está mole, isso é sinal que vem vindo o permanente).

  270. Ola doutora 🙂 tenho 13 anos e o meu dente canino (de cima) caiu faz um bom tempo, uns 6 a 7 meses, e por falta de espaço na boca ele nao cresceu… queria saber se vou ter que fazer uma cirurgia na boca. Obrigada desde já e abraços 🙂

        1. Por enquanto você ainda está na idade desses dentes nascerem sozinhos, normalmente. Mas o ideal é procurar um dentista pra avaliar… uma radiografia panorâmica pode mostrar a posição desses dentes dentro da gengiva e se está tudo bem com eles, até pra você ficar mais tranquila. Peça pra um responsável levá-la a um dentista.

  271. Olá, tenho 38 anos e estou preocupado com um dente meu, tinha um dente de leite e caiu faz um tempão, ai ficou um espaço mas no decorrer dos anos esse espaço deu uma diminuida e acho que impediu de nascer o dente permanente, fui ao dentista e ele me disse que eu tenho que arrancar um dente e usar um aparelho para puxar o permanente, mas não me deu a certeza que iria dar certo, ai eu pergunto, melhor gastar com uma prótese ou gastar para tentar puxar o dente ? Obrigado !!!

    1. Erlen, se o espaço diminuiu a ponto de impedir o nascimento do dente permanente, certamente também não cabe nele uma prótese. Portanto, seria preciso abrir o espaço com o aparelho. Se a sua ideia é economizar, me parece melhor fechar o espaço com o aparelho, então.

  272. Tenho 11 anos, vou fazer 12 em 02/07/13, meu canino caiu há 4 meses +/- e até agora nada deles aparecerem, vc acha que eu preciso me preocupar ?

  273. Oi Ana, tenho dois filhos, 11 e 6 anos, os dois começaram a nascer os dentes com 1 ano e 6 meses. O de 11 anos trocou 8 dentes da frente e nem sinal de amolecer os outros dentes. Fico preocupada com essa demora. Mesmo com acompanhamento e já usando aparelho ha um ano, nada acontece. Aguardo seus conselhos. Grata.

    1. Cris, realmente houve um pequeno atraso lá atrás, para os dentes de leite começarem a nascer. Mas os demais dentes começam a nascer entre os 10 e os 12 anos, então o seu filho está na idade. Como houve um atraso inicial, é possível que agora também haja, mas isso não significa que exista qualquer problema. Ainda, se com seu outro filho o quadro é parecido, certamente há um componente genético envolvido. Enfim, eu não preocuparia neste momento. Não sei se é o caso, mas bebês prematuros costumam ter atraso na irrupção dos dentes.

  274. Olá, tenho 12 anos e meu dente canino superior caiu faz alguns meses, na minha gengiva aparece um pouco do branco do dente, mas estou com medo com que ele não cresça mais, ele vai crescer?

  275. Dra, minha filha ANNA LÚ tem 10 anos e os caninos dela ainda ñ nasceram, 1 criança de 10 anos pode ficar sem 2 dentes???

    1. Martinha, os caninos inferiores nascem entre os 9 e 11 anos, e os de cima entre os 11 e os 12 anos. Se sua filha tem 10, talvez não seja hora deles nascerem ainda.

  276. Ola, minha filha tem 12 anos e tirou seu dente ha mais ou menos 1 ano e meio, os dentes dela ainda eram de leite, mas eu queria saber se é normal ou se devo me preocupar, o que devo fazer?

    1. Lenis, depende do dente. Aos 12 anos, imagino que você esteja falando dos pré-molares ou dos caninos. Se sim, ainda é época deles nascerem. O ideal, na dúvida, é levar sua filha num dentista pra avaliar. Mas, em princípio, vai tudo bem.

  277. Olá, tenho 13 anos e ainda tenho dentes de leite. Em cima 5 dentes de leite. Em baixo uns 2. Um dos problemas é que eles demoram pra crescer, principalmente os caninos. O que eu poderia fazer para que eles cresçam? É normal ainda ter dentes de leite nessa idade, doutora? Obrigada desde já. (:

    1. Roberta, embora a irrupção dos seus dentes permanentes esteja um pouco atrasada, não dá pra dizer que há algum problema. Em algumas pessoas esse processo ocorre antes, em outras, depois. Não há nada que você possa fazer pra que seus dentes “cresçam” logo, eles têm o tempo deles. Pra tirar a “cisma” e ver se está tudo bem, sugiro que você peça pra um responsável acompanhá-la ao dentista pra avaliar.

  278. Ola doutora, minha pergunta é que meu filho de 7 anos perdeu 2 dentes de tras de mastigação e não nasceu, e os 2 dentes de cima frontais ha 8 meses não nascem e eram todos de leite, estou muito preocupado, espero pela resposta, grato.

    1. Jefferson, nesse texto –> https://medodedentista.com.br/2011/11/como-saber-se-o-dente-e-de-leite.html tem uma tabela com as idades aproximadas em que nascem os dentes. Os dentes da frente e de cima devem nascer logo, ele está na idade, os de trás podem demorar bastante, já que os molares de leite só são substituídos pelos pré-molares permanentes entre os 9 e 12 anos de idade. Mas ele já deve ter na boca os primeiros molares permanentes, que nascem atrás dos de leite (e não “no lugar” de qualquer dente de leite). Procure orientá-lo a escovar muito bem, pois se esse estragar não nasce outro no lugar!

  279. Drª, meu filho perdeu um dentinho de leite precocemente, estou olhando uma prótese que se chama prótese DENARI, você saberia me dizer algo a respeito dessa prótese e até mesmo se sabe quem a faz em Minas?
    Desde ja agradeço.

    1. Debora, a prótese de Denari é uma prótese fixa funcional, ou seja, além de preservar o espaço para os dentes permanentes nascerem, ela substitui o dente de leite, como acontece numa prótese usada em adultos. A grande diferença é que essa prótese usa um sistema de encaixe do tipo macho-fêmea que vai se abrindo à medida que os ossos da face da criança vão crescendo e se desenvolvendo. Não saberia indicar um profissional em específico, mas um odontopediatra certamente pode ajudar.

  280. Oi doutora, tenho 10 anos e meu caso é um pouco parecido com o dessa Isabele ai, entao, meus dentes caninos não estão nascendo mais, quero saber se eu posso por aparelho em cima e embaixo, porque meus dentes já são todos permanentes, agora so falta os caninos nascerem, posso por aparelho ?:

    1. Jéssica, em princípio, pode. Peça pra um responsável levar você num dentista / ortodontista pra fazer uma avaliação.

  281. Olá, tenho 10 anos e arranquei meus 2 dentes caninos (de leite), foi no final de Dezembro de 2012 e até agora nem sinal !!! Estou muito preocupada, estou com medo de ficar sem meus dentes caninos ! Dra. eles ainda vão nascer e isso é normal ??! (me responda por favor, estou com muito medo de ficar banguela tão nova !)

    1. Isabele, às vezes demora um pouquinho, mesmo. Os caninos permanentes costumam nascer entre os 11 e 12 anos, então os seus caninos de leite caíram (ou foram extraídos) um pouco cedo. Portanto, deve levar um tempo ainda pra eles nascerem. De qualquer forma, seria bom que um responsável levasse você num dentista pra avaliar, uma radiografia pode mostrar se está tudo bem com os seus dentes permanentes (e não temos razão pra duvidar disso). 🙂

      1. Muito obrigada Dr.ª, eu e minha mãe estavamos muitos preocupadas e eu queria muito uma resposta ^^
        Afinal, você mora em Brasília, Dr.ª Ana ? Você tem um escritório aqui em Brasília ? Se tiver, eu e minha mãe marcarmos uma consulta para saber dos meus dentes (: mas, se vc não morar em Brasília, considerarei vc como minha “dentista virtual”, gostei muito de ti, sempre que tiver uma dúvida sobre meus dentes perguntarei a senhorita ((:

        1. Fico feliz em ajudar, Isabele. Eu moro em Curitiba-PR, fica longe né?! Mas pode me considerar sua “dentista virtual”. 🙂

  282. Ola! Tenho 10 anos, meus dentes estão caindo ate que rapido, já cairam 4 e tenho 2 moles, estou preocupada com isso, preciso me preocupar, me responda pf?

  283. Eu tenho um amigo que tambem nasceu um dente atras no mesmo lugar que o meu, e ele usa aparelho movel só por causa do dente, eu tambem tenho chance de usar aparelho movel?

    1. Karymme, não dá pra dizer apenas com base no seu relato. É preciso avaliar, cada caso é um caso.

    1. Thainara, se já se tratar de um dente permanente, não é normal. Mas sempre há a possibilidade desse dente ser de leite e do permanente não ter nascido (porque ficou “preso” dentro da gengiva ou porque simplesmente não existe). Sugiro que você procure um dentista pra avaliar, uma radiografia é capaz de mostrar qual é o caso.

  284. Olá, tenho 17 anos e para usar o aparelho ortodontico tive que extrair meu dente canino superior, por ser de leite e não ter caído antes. Fiz a radiografia e o dentista disse que ele estava no osso, que iria nascer, mas não disse quando. Estou usando o aparelho e já faz 2 meses que extrai o dente, mas até agora nenhum sinal dele. É normal que isso aconteça? Quanto tempo em média levará pra ele nascer? É necessário fazer algum outro procedimento? Estou incomodada pois não consigo sorrir, morro de vergonha. Obrigada desde já.

  285. Não tem nem sinal que está mole, eu já olho todos os dias, mas não dá nenhum sinal de mole, acho que vou procurar uma dentista mesmo.

  286. Tenho um problema, o meu dente molar de baixo ainda não caiu, mas está nascendo um atras, o que eu faço, arranco o que é de leite?

  287. Eu conheço um menino que usa o aparelho fixo e ele tem 8 anos, mas os dentes que não são de osso ele passou uma linha e colocou o aparelho nos dentes de osso.

  288. Explica mais sobre esse aparelho, doi para colocar, minha irmã usa esse aparelho tambem, mas ela não comentou nada comigo se doi ou se não doi, vc pode explicar por favor?

  289. Obrigada por responder, está proximo, vou fazer 9 esse mes, mas eu espero com bastante paciência.

    1. Difícil dizer só pelo seu relato, Karymme. É possível que sim, mas o fixo (aquele em que se cola pecinhas nos dentes) provavelmente só quando os seus dentes permanentes nascerem todos, lá pelos 12 anos.

  290. Oi, meus 2 primeiros dentes da frente estão demorando muito para nascer, acho que ja faz 1 ano que não nasceu, mas cresceu bastante, o que que eu faço?

    1. Karymme, qual a sua idade? O ideal é procurar um dentista pra avaliar, mas nem sempre a demora do dente em nascer significa que haja algum problema.

      1. Eu tenho 8 anos, e eu tenho outro problema, espero que vc possa responder, bom eu arranquei 2 dentes que eu não sei o nome, mas fica proximo do dente que eu falei, e tem pouco espaço para nascer, o que eu faço, estou preocupada.

        1. Os 2 dentes da frente, de cima, nascem entre os 7 e os 8 anos… então, você está mais ou menos na idade, mesmo. Quanto aos outros, se houver pouco espaço os dentes podem ficar tortos. Por isso, embora não haja necessariamente nenhum problema pelo seu relato, é sempre bom que um dentista avalie.

  291. Tenho 13 anos, tenho 6 dentes pra cair ainda. 2 dentes em baixo cairam, um deles já tem 1 ano e alguns meses que já caiu, e não nasce, não apareceu nenhuma pontinha, e o outro apareceu uma pontinha mas não cresce.
    Não é normal uma pessoa com 13 anos ainda ter dentes pra trocar…
    Qual será o meu problema?

    1. Thays, parece que a troca dos seus dentes está um pouco atrasada mesmo, mas isso não significa, necessariamente, que haja algum problema. Peça pra um responsável levar você num dentista pra avaliar, uma radiografia panorâmica pode mostrar se há algum tipo de problema ou não.

  292. Doutora… tenho 14 anos e estou preocupada pois faz mais de 2 anos que meus dentes, aqueles que parecem de vampiro, nao nascem… eles nasceram, mas é coisa de 5 milimetros, nao sei, muito pequenos, e demora muito muito mesmo… vou ao dentista, ja perguntei pra ela o que acontece, ela disse que e pra esperar que ele nasce sozinho e que nao ha nada a ser feito pra ele nascer mais rapido… ja vi vários metodos que da sim pra fazer ele nascer mais rapido… enfim doutora, peço sua ajuda!! O que eu faço?? Tem algum remedio, fruta, pomada, qualquer coisa, que facilite e faça com que o dente nasça mais rapido??? Aguardo sua resposta, por favor me ajuda !!

    1. Luana, se as raízes dos seus caninos já estiverem completamente formadas dentro da gengiva, seus dentes não nascem mais sozinho. Aí seria preciso usar aparelho pra alinhar esses dentes com os demias.

  293. Olá, tudo bem doutora? Estou preocupado quanto à demora para o dente do meu filho nascer, pois ele já tem 1 ano e 3 meses e nada dos dentes nascerem, até agora não nasceu nenhum. É normal ou será que preciso fazer algum tratamento especifico na gengiva dele, até que idade ele demora pra nascer em um bebê? Por favor, peço que me mande alguma resposta ou o que devo fazer, estou preocupado. Obrigado.

    1. Moises, realmente há um atraso. Mas isso não significa, necessariamente, que haja algum problema. Seu filho por acaso nasceu antes da hora? Esse é um motivo comum de atraso no nascimento dos dentes. De qualquer forma, sugiro que você o leve num odontopediatra pra avaliar… até pra você ficar mais tranquilo.

  294. Doutora, meu sobrinho caiu e os dois dentes superiores da frente ficaram moles e o dentista extraiu os dois. Ele tem 6 anos, fará 7 mes que vem. Quando vão nascer outros?

  295. Tenho 18 anos e meus dentes caninos eram de leite, minha dentista fez uma cirugia arrancando os de leite para que os permanentes nascessem, quando faço manutenção é muito dolorido e ja tem 1 ano que ela puxa, mas o dente não aponta, meu céu da boca já esta inchado.

  296. Bom, eu tenho que fazer uma cirurgia de um tracionamento de um canino incluso, eu to com muito medo de doer. No meu modo de pensar “anestesia” nao adianta. Por eu nao ter feito nenhuma cirurgia, tenho medo da “anestesia” nao adiantar :/
    E minha dúvida é: dá pra colocar um dente provisório até o canino vir… eu vou ter que ficar banguela? E se esse dente estiver grudado no osso ? Ele pode nao vir ?
    Obrigada.

        1. Marilza, “nunca” eu acho improvável. Os dentes de leite não têm estrutura pra permanecerem na boca pela vida toda… embora também não duvide que isso possa acontecer. Mas tendência é eles ficarem “feios”, escurecidos, começarem a ficar moles, etc..

  297. Olá, tenho 13 anos e já faz um mês e meio que arranquei meus caninos, pois os permanentes haviam se formado, queriam descer, mas os de leite não caiam, então fiz uma extração. A dentista botou um aparelho que daria espaço para meu dente nascer, mas já faz mais ou menos 1 mês e meio e nem sinal dos meus dentes descerem. Fiz um raio-x para saber se meu dente estava lá e estava, porém esta longe de descer. Tenho que fazer cirurgia? Massagear a gengiva ajuda o dente a descer? Pode durar muito tempo para descer? Estou com medo de fazer cirurgia se for preciso, tenho muito medo…

    1. Eloah, se pela radiografia os caninos estão longe de nascer, não é de se surpreender que eles não tenham nascido ainda. Pode levar algum tempo, meses, até. Massagear a gengiva não deve ajudar, não. É preciso aguardar.

  298. Olá Dra, meu filho de 6 anos está começando a trocar os dentes, porem um dos da frente está mole mas apareceu uma “bolinha” com pus na direção da raiz, e já faz uns 5 dias… é normal ? Ela vai sumir sozinha ? Grato.

    1. Normal não é, Fábio. Parece ser uma fístula, que é um “buraquinho” por onde o organismo expulsa o pus de uma infecção. É preciso que você leve o seu filho num odontopediatra pra avaliar e verificar a origem da infecção, que provavelmente é o canal de algum dentinho de leite. Mesmo que ela suma sozinha, se não controlada a infeção, a fístula pode voltar.

  299. Assim, eu tenho 11 anos e ela arrancou, sabe, as presas e os tres dentes que tem depois da presa, aqueles tres eu tenho muito medo e nao fechou os buracos ainda. Foi sexta dia 12 do 4 de 2013 e hoje é 15 do 4 de 2013. Causa algum risco?

    1. Thalita, suas extrações são bem recentes. Pode ficar tranquila, os “buracos” vão fechar. Enquanto isso, apenas mantenha o local limpo.

  300. Minha dentista arrancou tres dente de leite que estavam incomodando os fixos, demora para crescer o dente ou eu vou ficar banguela pra vida toda?

    1. Thalita, depende de que dentes são esse, da sua idade e, principalmente, se os dentes permanentes existem dentro da gengiva. Se eles existem, sua idade for adequada e houver espaço pra eles nascerem, isso deve acontecer em breve, sem problemas.

  301. O canino da minha filha estava apontando qdo em jan a dra colocou o aparelho em cima, tipo uma molinha, bem na beiradinha lateral inferior, e desdaí o dente não cresceu mais, ele pode ter parado de crescer definitivamente? Mudei de cidade e não vou mais retornar àquela dentista. Estou preocupada, pois qdo foi colocado um aparelho alargador, os dois dentinhos que estavam crescendo, qdo tocaram o aparelho, não cresceram mais, ficaram curtinhos, aí a dra puxou-os com o aparelho pra emparelhar com os da frente. Obrigada.

    1. Vanessa, depende do espaço disponível. Se não houver espaço, talvez o dente não desça mais que isso. Aí seria preciso alinhá-lo aos demais com o aparelho ortodôntico.

  302. Bom dia, Ana !!!!
    Meu filho quando tinha + ou – 1 ano e meio bateu os dentes da frente na pia, e hoje ele está com 4 anos o detalhe é que um dos dentes está crescendo e o outro não, continua bem pequeno, levei uma vez ao dentista, ele disse que o dente não ficou roxinho, não tinha problema, minha duvida é: o dente permanente vai nascer normal ????

    1. Mariana, você diz que “o dente está crescendo”. Mas aos 4 anos os dentes de leite já cresceram tudo o que tinham pra crescer. Se bem entendi, um está maior que o outro, é isso? Se sim, PODE SER (não estou dizendo que isso ocorreu, só me baseio na sua descrição) que u dente “menor” esteja anquilosado, ou seja, preso diretamente ao osso. Isso não significa que haja qualquer problema com o dente permanente que vai nascer, mas pode ser que o dente de leite não caia quando for a hora (lá pelos 6 ou 7 anos) e, aí sim, prejudique o nascimento do permanente. Portanto, é bom ir acompanhando com o odontopediatra desde já.

  303. Ola, bom dia doutora, eu tenho uma filinha de 6 anos, ela perdeu os primeiros dentinhos da frente na parte de baixo e eles nasceram mais rapido do que os dentinhos da parte de cima, os dentes da parte de cima tao demorando muito para nascer, eles ja tem 5 meses, a gengiva está inchada mas ainda não nasceu, será que devo levar ao medico, me da uma solução, por favor.

    1. Vanuzia, até pra que você e a sua filha fiquem menos ansiosas a respeito, é bom levar num odontopediatra pra avaliar. Mas em princípio está tudo bem, alguns dentes demoram mais pra nascer do que outros. E se a gengiva está inchada, é sinal de que não falta muito pra eles nascerem.

    1. Adilson, depende do que você quer dizer com “voltar ao normal”. Você quer saber quanto tempo leva o tracionamento? Geralmente, algo em torno de 6 meses.

  304. Olá Ana, tudo bem?
    Tenho uma pergunta a fazer-te, é possivel que um dente que ja não é de leite volte a crescer antes ou até aos 12 anos? Se o dente de leite caiu aos 7 e cresceu normalmente, e o mesmo dente volte a cair, é possivel que nasça outra vez?
    Obrigada
    Luzia

    1. Luzia, via de regra, não. A não ser no caso muito específico da pessoa ter um dente supranumerário (um dente a mais do que o número normal) e esse dente nascer no lugar do permanente que caiu. Seria uma grande sorte! 😉

  305. Ola doutora, boa noite!
    Tenho 25 anos e uso aparelho ortodontico há um ano, o meu canino do lado esquerdo era de leite, entao usei o aparelho para que o meu dente permanente chegasse na posicao correta para que eu pudesse fazer a extracao do canino. O dente permanente esta com uma pontinha pra fora apontando q esta para descer segundo a radiografia feita hj, fiz a extracao desse canino hoje pela manha e e eu pedi para o meu dentista q colocasse um outro dente no lugar ate q o meu dente apareça, pq banguela aos 25 nao e nada agradavel, a minha pergunta é: segundo ele o meu dente leva em media 6 meses para descer, porem eu estava lendo algumas perguntas de pessoas na mesma situacao que a minha que faz mais de um ano q tiraram o de leite e o permanente nada de descer, é possivel que aconteça o mesmo comigo? E esse dente pode levar menos que 6 meses para descer, é dificil??

    1. Nadia, se o seu dente já está apontando na gengiva, certamente o tracionamento (o nome desse procedimento de “puxar” o dente para fora) vai ser rápido. Pode ser em menos de 6 meses, sim. Mas controle a ansiedade, cada caso é um caso. E as suas condições parecem ser favoráveis.

  306. Olá doutora, tenho 18 anos e descobri que um dos meus dentes do fundo ainda é de leite e ele esta mole, fui ao dentista ele solicitou uma panorâmica e foi descoberto que o meu dente permanente esta pra nascer… O dentista disse que será necessário eu usar aparelho. É REALMENTE NECESSÁRIO?!

    Grata.

    1. Cinthia, realmente não tenho como afirmar se você precisa usar aparelho apenas com base no seu relato. Mas você não é obrigada a usar aparelho se não quiser (por mais benefícios que o uso possa trazer).

        1. Depende, Cinthia! Aí é que está… qual é o caso? Você me contou que tem um dente de leite mole e outro permanente nascendo. Isso não é, em si, motivo pra usar aparelho. Será preciso abrir espaço para nascer o dente permanente? Aí sim, o uso de aparelho se justificaria (mas você não me disse isso). Caso seja esse o caso, o aparelho pode ser tanto removível quanto fixo… geralmente, fixo.

          1. Eu tenho um dente que esta mole (dente de leite), fui ao dentista para verificar, dentista solicitou a panorâmica (raio-x), ai consta que em cima deste dente mole tem uma permanente querendo nascer. O dentista me informou que será necessário extrair ele e que terei que usar um aparelho. O dentista pediu que eu marcasse com outro especialista, neste caso. Os demais dentes já são permanentes. Por isso a minha pergunta, se fosse realmente necessário, e caso precise, como seria. Eu já marquei com o outro dentista mas só vou no dia 08/04.

            Grata.

          2. Uma possibilidade é que o seu dente permanente já esteja com a raiz completamente formada, nesse caso seria preciso “puxá-lo” para fora, com o uso de aparelho. Qual a sua idade? Que dente de leite está mole?

          3. Então é isso mesmo, Cinthia. Aos 18 anos esse dente permanente não vai nascer mais sozinho, só “puxando” ele para fora, como eu mencionei. Por isso a necessidade do aparelho.

  307. Oi, meu irmão de 3 anos perdeu um dente da frente que saiu com raiz e tudo, quando mordeu meu pai ele enganchou o dente na aliança e o foi assim que o perdeu, ele dente vai demorar pra nascer? Tem como esse dente de leite, nascer novamente antes do permanente?

    1. Lidiane, nós temos apenas 2 dentições: uma de leite e outra permanente. Se o dente de leite foi perdido, não nasce mais. O permanente deve nascer só depois dos 6 anos de idade.

  308. Dra., tenho 12 anos, vou fazer um raio x dia 7 ou 8 de abril, dependendo de onde minha raiz esta ou vou ter que arrancar, so que eu tenho 3 dentes de leite e eles nao cairam, ficaram encravados na gengiva e não desceram, esses tres são dentes de leite, são dentes de cima…
    Queria saber quanto tempo demora pra nascer o outro dente????? Obrigada, doutora Ana Tokus.

    1. Amanda, tudo depende do resultado da sua radiografia. Se o dente estiver pertinho da gengiva, deve nascer logo. Depende, também, de que dente estamos falando.

  309. Olá, obrigada pela disponibilidade em tirar as dúvidas de nós leitores internautas!
    Bom, quando eu tinha 19 anos, tirei uma radiografia e foi constatado que meu dente do siso 18 estava em “desenvolvimento 1/3 de formação radicular, 7 estágio de Nolla” . O meu dentista da época me disse para não me preocupar pois este meu único dente do siso constatado provavelmente não iria nascer. Agora 9 anos depois descobri após muita coceira em minha gengiva que o meu dente resolver nascer! De um dia para o outro um lado da coroa está aparecendo, mas não o resto. Será que preciso extraí-lo? Grata!

    1. Luana, depende. Se parte do dente está exposto e parte dele ainda sob a gengiva, você pode acabar tendo episódios recorrentes de pericoronarite (infecção / inflamação da gengiva que cobre o dente). Nesse caso, haveria indicação de extração. Sugiro que você procure um dentista pra avaliar a necessidade, nem sempre é o caso.

    1. Amanda, pode estar roxo porque o dente está próximo de nascer ou porque a sua gengiva está muito fibrosa nessa região, impedindo o dente de nascer. Eu sugiro que você peça pra um responsável levar você no dentista pra avaliar.

  310. Obrigada doutora, mas tipo eu vou ter que fazer um tipo de tratamento com raio x para ver se meus dentes que não nasceram estão na gengiva?

  311. Ola doutora, tenho 13 anos, meus dentes de leite cairam quando eu tinha 10 anos e até hoje os dentes permanentes não nasceram, isso é grave? O que devo fazer?

    1. A, peça pra um responsável levar você no dentista pra avaliar. Com uma radiografia panorâmica é possível visualizar as posições dos dentes dentro da gengiva, pra ver se está tudo bem.

  312. Olá doutora, boa noite. Os dois dentinhos de leite de cima da minha sobrinha já caíram faz uns tres meses, e atá agora nada de nascer os permanentes, a gengiva dela parece estar sempre inchada, é normal? Ela vai fazer 7 anos em maio, obrigada.

    1. Glaucia, às vezes demora um pouco, mesmo. Não quer dizer que haja alguma coisa errada, principalmente se você nota que a gengiva está meio inchada (o que demonstra que os dentes estão próximos de sair).

  313. É quee eu tenhooo 15 anos & ‘, meu dente caaiu mais eu sei quee elee ta cresçendoo’. Mas eeu soo querooo saber quantoo tempoo um dente dee leite demora pra nasçeeer ? ‘:/

    1. Monique, é que esse tempo depende de uma série de fatores. Pra ter uma previsão mais concreta, sugiro que você procure um dentista pra avaliar. Pode demorar 1 semana, 1 mês, 3 meses… e por aí vai.

  314. Olá, tenho 14 anos e meu dente esta muito mole! É o segundo dente atras do canino, do lado de cima da boca! Queria saber quanto tempo em media ele levara para nascer? Levando em consideração que é o segundo após o canino e esta muito mole, quase soltando… Responda, por favor!!! Obrigado!!

    1. Laura, na verdade esse dente já deveria ter caído e o permanente nascido. Pela sua descrição, é o segundo molar de leite que está mole e o segundo pré-molar permanente que deve nascer. Se houver espaço e a raiz do dente permanente não estiver completamente formada dentro da gengiva, seu pré-molar deve nascer em seguida (nesta semana, na semana que vem, no mês que vem… difícil dizer quando). Mas se demorar muito, sugiro que você procure um dentista pra avaliar… com uma radiografia panorâmica é possível ver se está tudo ok com o dente dentro da gengiva.

  315. Olá. Já faz quase dois anos que foram arrancados os dentes da frente (superiores) do meu filho. E até hoje ainda não nasceram. A dentista disse que é necessário fazer um corte, devido a uma fibrose que foi criada. É uma cirurgia agressiva? É dolorido? Vai doer muito depois? To preocupada… e os outros dentinhos tambem demoram muito a amolecer, os de baixo, os 3, já cairam e nasceram, mas os outros demoram muito… é normal? Ate quando posso esperar a amolecerem?

    1. Vanessa, esse procedimento se chama “ulotomia” e é super simples. Consiste, apenas, em fazer um corte na gengiva para liberar o nascimento do dente. É feito com anestesia local, não dói nada. Não deve doer depois, também. Quanto à demora dos dentes nascerem, não representa, necessariamente, um problema. Às vezes é assim mesmo.

  316. Olá Ana, boa noite!
    Minha filha de 7 anos perdeu os dentes da frente (os do meio) há cerca de uns 3 ou 4 meses e um de baixo (do lado dos dentes centrais da parte de baixo) na mesma época aproximadamente… Só que até agora nenhum dos 3 nasceram, e tem outro dente de baixo, o mesmo que ela perdeu, só que do outro lado mole, e eu estou com medo que caia, pq está demorando muito pra nascer. Isso pode ser algum problema sério? Todos os outros dentes, inclusive os de baixo (centrais) nasceram normalmente e bem rápido, só esses que estão dando problema. Quando eu olho a gengiva da minha filha, percebo que ela está inchadinha, e parece que vejo nela o desenho da ponta do dentinho, parece que tá ali, entende? Mas não nasce… vc pode me ajudar?
    Desde já obrigada!

    1. Erika, em princípio não há problema algum nessa demora. Acontece. Se você percebe sinais na gengiva de que os dentes permanentes da sua filha já estão querendo aparecer, isso é muito bom. Mas, pra ter certeza do posicionamento dos dentes permanentes dentro da gengiva, só fazendo radiografia, mesmo. Seria bom levar a sua filha num odontopediatra pra avaliar (até pra você ficar mais tranquila a respeito).

  317. Tenho 17 anos, já fiz radiografia… o meu dente está localizado, só falta fazer a cirurgia. Estamos em março, se eu fizer em abril minha cirurgia de tracionar o dente canino, quando ele nascerá TODO, por completo? Preciso que ele nasça antes de dezembro =\\ [estética, e também casamento em janeiro rs]

    1. Katy, cada caso é um caso… mas um tracionamento pode levar 6, 8 meses… depende. Eu acho que, se o seu dente estiver num posicionamento favorável, dá tempo, sim, até dezembro.

  318. Meu filho tem 9 anos e já tem uns 5 meses que os dentes incisivos superiores cairam e nem sinal de nascer, levei no ortodontista e ele pediu radiografia e depois de ver o resultado falou que vai ter que tirar os 2 caninos superiores (que são de leite) para que os incisivos superiores nasçam e vai ter que colocar um aparelho com chave para alguma coisa que não entendi, pois fiquei super preocupada com essa retirada, ele tem uma abertura grande na frente entre os dois primeiros dentes e o buraco dos incisivos são enormes, será que há necessidade de retirar os caninos? Ele vai ficar alguns anos sem eles, pois eles só vão nascer lá pelos 12 anos, tô morrendo de pena, ela vai morrer de vergonha. Queria que o processo fosse natural.

    1. Wania, o “aparelho com chave” a que você se refere deve ser um disjuntor palatino, você pode saber mais a respeito aqui: https://medodedentista.com.br/2011/11/o-aparelho-no-ceu-da-boca.html

      Quanto à extração dos caninos de leite, depende do planejamento do caso que o ortodontista do seu filho fez. Realmente, em princípio, não haveria necessidade de extrair, mas imagino eu que ele queira trabalhar melhor com os espaços, por isso essa decisão. Mas eu acho importante que você leve essa pergunta pra ele, até pra que ele explique mais especificamente o motivo dessa conduta.

  319. Olá!
    Me chamo Vanessa, tenho 24 anos, uso aparelho há 1 ano, coloquei uma molinha para afastar meu dente da frente (incisivo central superior) com o canino, pois meu incisivo lateral superior estava incluso. Com isso meu dente de leite não caiu, e depois nas radiografias vi que tinha 4 odontomas… fiz a cirurgia há 2 semanas no dia 19/02/13, esta semana na quarta dia 06/03 meu dentista tentou colar o bracket nesse dente que o bucomaxilo na cirurgia deixou exposto, sendo que sangrou um pouquinho meu dentista não quis colar, meu medo é… será que esse buraco que está na minha gengiva vai fechar rápido? Pois sinto que tive uma boa recuperação, devido ao tamanho do buraco que ficou na minha boca, ficou parecendo uma valinha funda… rsrs, está fechando rápido, será que corro risco de ter que fazer uma nova cirurgia pra expor esse dente incisivo lateral superior, se o buraco fechar? Devo retornar ao meu dentista na quarta que vem dia 13/03. No aguardo, obrigada!

    1. Vanessa, creio que a “valinha” 😉 não vai fechar. Seu dentista provavelmente não quis colar o bráquete por achar que ele fosse cair, considerando o sangramento (aí o sangue se mistura com o adesivo, não gruda nunca!). Mas dia 13 já está aí, acho que você não precisa se preocupar.

  320. Tenho 14 anos e o 4º dente de trás pra frente ainda não nasceu, já faz 2 anos que caiu e não nasce, ainda tem chance de nascer?

    1. Naiiara, sim, ainda há chance de nascer, mas depende da sua idade. Esse dente deve ser o primeiro pré-molar, e ele nasce entre 9 e 11 anos de idade.

    1. Então certamente era um dente de leite! Às vezes demora pra nascer, mesmo. Mas, pra você ficar mais tranquila, peça pra um responsável levar você num dentista pra avaliar.

    1. Amanda, dentes permanentes não caem e nem são substituídos. Você não estaria falando de um dente de leite? Onde fica esse dente? Qual a sua idade?

  321. Olá doutora!
    Estava fazendo uma pesquisa no Google sobre a demora do crescimento dos dentes permanentes e achei este blog! Muito interessante!
    Me tire uma dúvida por favor… minha filha tem 7 anos e 5 meses e até agora não caiu nenhum dente de leite. Nasceram 4 dentes (2 em cima e 2 embaixo) dos fundos… na panoramica consta os dentes permanentes, mas a dentista disse que os de leite estão c/ raizes e pelo jeito não irão desaparecer e não é bom esperar muito, pois poderão ficar acomodados e não nascer… ela sugeriu extrair dois dentes de baixo e observar se eles sairão… Não sei o que fazer… se espero mais… ou retiro pelo menos 2…

    1. Roberta, se bem entendi os dentes permanentes existem, mas por uma questão de posicionamento não estão reabsorvendo as raízes dos dentes de leite (assim esses dentes não ficam moles e nem caem). Eu acho que, nesse caso, e considerando que já é hora dos dentes permanente nascerem, é uma boa ideia extrair esses 2 dentes de leite, dando possibilidade dos dentes permanentes nascerem.

    1. Caio, como eu expliquei no texto, pode ser que seja normal, sim. Mas pra ter certeza, só procurando um dentista pra avaliar.

  322. Bom dia! Nao entendo muito em relacao a nomes, mas pelo que vi é o canino direito. E com o uso do aparelho esse dente pode ter o mesmo tamanho que os demais?

    1. Esse tipo de situação é relativamente comum com caninos. Sim, considerando que parte do dente já nasceu, fica mais fácil alinhá-lo com os outros pra ele ficar “do mesmo tamanho”.

  323. Bom! Tenho 17 anos, farei 18 este ano, meu dente de leite caiu ja faz alguns meses, nasceu um novo dente, so que so a metade dele. Sera que esse dente nao vai crescer totalmente? Me ajude PFV !

    1. Pheu, de qual dente estamos falando? De qualquer forma, na sua idade a raiz desse dente já deve estar totalmente formada dentro da gengiva… nesse caso, o dente “para de nascer”. Sugiro que você procure um dentista / ortodontista pra avaliar, se parte do dente já nasceu fica bem mais fácil de alinhá-lo com os demais com o uso de aparelho.

  324. Boa tarde, doutora.
    Tenho uma dúvida, tenho 21 anos e meu dente do siso inferior do lado direito esta nascendo, ja ate consigo ve-lo no centro da minha gengiva, porem tem uma bolinha na ponta da gengiva q está inchada e tbm consigo ver um pedacinho de dente, isto é normal? Ele sair um pouco no centro da gengiva, outro mas na ponta. Tenho medo dele estar nascendo errado e precisa arrancar… lembrando q os dois sisos superiores ja nasceram. Agradeço a atenção.

    1. Lidiane, nem sempre o siso (ou qualquer dente) nasce exatamente no centro da gengiva, às vezes é mais pra cá, às vezes é mais pra lá. Nem por isso há necessidade de extração, depende da avaliação do seu dentista. A “bolinha” inchada provavelmente é um pedacinho de gengiva mesmo, comum nesses casos.

  325. Ola, meu filho fará 7 anos e cairam os 2 dentes de cima da frente, e isso ja faz 1 mes ou mais, é normal ou é caso serio? Aguardo sua resposta, obrigada.

    1. Rosangela, é normal, sim. Esses dentes caem geralmente entre os 7 e 8 anos (mas pode antecipar um pouco também) e podem levar algumas semanas (ou mais) pra nascerem.

  326. Olá, tenho 18 anos e meu dente canino caiu ha 4 anos e até hoje não desceu completamente. O meu dentista já fez de tudo, mas hoje, só a ponta dele e mais um pouco aparece. Já foi descartada a possibilidade do dente ter “ficado preso” no osso, e tem um espaço muito grande que foi dado pra ele descer, o que desalinhou completamente os outros dentes.
    E agora o que fazer? Já estou pensando em remover esse canino de uma vez por todas! (porque não posse ficar mais 4 anos sem o dente e com os outros desalinhados!)

    1. Santana, se o dente está com a ponta de fora, não está anquilosado (“preso” ao osso) e há espaço pra trazê-lo para fora, basta puxá-lo de lá com o uso de aparelho. Seria necessário colar um botãozinho ortodôntico nele e puxá-lo aos poucos, até que fosse possível alinhá-lo aos demais dentes.

  327. Oi, minha filha tem 6 anos e não perdeu nenhum dente de leite até agora. Observei ontem que o primeiro dente permanente está apontando na parte de baixo central, e ele é bem grande! Além de grande, está muito para trás. E o dentinho da frente dele, de leite, não apresenta sinal nenhum de que vai cair. Minha dúvida é: a extração do dente de leite que está na frente desse que está nascendo é mesmo necessária? Estou com medo! Como se dá a extração em criança dessa idade? A anestesia é local?

    1. Caroline, sua filha está na idade, mesmo, de começar a trocar os dentes. E o primeiro permanente que aparece costuma ser o incisivo central inferior, como você relata. Então, tudo certo. Às vezes acontece do dente permanente nascer e o de leite não cair, isso é relativamente comum. Nesse caso, geralmente é preciso extrair mesmo. A anestesia é local e o procedimento é simples, até porque parte da raiz do dente de leite já deve ter reabsorvido (“sumido”), o que facilita.

  328. Ola,
    Minha bebe tem 2 anos e 3 meses e todos os dentinhos nasceram perfeitos e ja faz tempo que acabaram de sair, com excessao de um, aquele ao lado do canino (para o meio) na parte de baixo. O problema e que nem sinal dele, nem uma pontinha! É normal?

    1. Ilana, pelo que entendi você fala do primeiro molar inferior de leite. Ele nasce por volta de 1 ano e meio de idade, nesse caso, estaria atrasado. Mas se você estiver se confundindo na sua descrição, pode ser que estejamos falado do segundo molar de leite, que nasce entre 2 anos e meio e 3 anos, e aí estaria tudo certo. Sugiro que, de qualquer forma, você leve sua filha a um odontopediatra pra avaliar, até pra você ficar mais tranquila.

      1. Oi, nao sei o nome do dente, mas se olharmos de frente, tem os dois centrais, entre esses centrais e o canino tem 1! É desse que estou falando. Vou tentar leva-la, é que ela nao para quieta rsrs Perguntei pq o outro (espelhado) ja nasceu faz tempo.

        1. É o incisivo lateral então, Ilana. Esse dente tem uma certa probabilidade de nem existir, o que chamamos de “agenesia”. Mas mesmo que seja esse o caso, não quer dizer que o permanente correspondente não exista. Enfim, é bom procurar um odontopediatra.

  329. Olá, tenho 12 anos vou fazer 13 dia 12/07/2013, eu tirei meu dente canino esquerdo ja faz muitos meses, foi no meio do ano passado, e ja é janeiro de 2013, o outro canino esta mole mas esta demorando muito, o que eu faço ?

    1. Gabby, a melhor forma de saber se está tudo bem é procurando um dentista e fazendo uma avaliação. Uma radiografia panorâmica é capaz de revelar se há algo impedindo o seu dente de nascer ou se é apenas uma demora sem maiores consequências. Pode ser que esse dente esteja numa posição ruim dentro da gengiva, pode ser até que ele nem exista. Enfim, é preciso examinar você.

  330. Queria tirar uma duvida, eu tenho os dentes pequenos, parecem de leite, tenho 17 anos, queria saber se nao tem nenhuma cirurgia que aumente ou o aparelho pode mudar um pouco?
    obs: nao tenho gengiva grande

    1. Renan, a única forma de efetivamente aumentar o tamanho dos seus dentes é fazendo restaurações ou coroas em todos aqueles que você pretende aumentar. Mas o uso de aparelho pode ajudar a mudar um pouco sim, pois quando os dentes estão tortos às vezes eles parecem maiores ou menores por uma questão de posicionamento. Sugiro que você procure um dentista especialista em estética / dentística e um ortodontista pra avaliar.

  331. Olá, eu tenho 10 anos… Os meus dentes de traz cairam… Me disseram que assim que ele cai ele n vai mais crescer… E ja faz um bom tempo que caiu… Eles vao crescer ? Isso e normal ?

    1. Adrielly, depende de quais dentes nós estamos falando. Se eram dentes de leite, vão nascer os permanentes, sim. Na sua idade, provavelmente caíram os molares de leite e vão nascer os pré-molares permanentes (tem uns “grandões” atrás desses que caíram, não tem? São os molares permanentes.).

        1. É que “aqueles grandes que ficam atrás” é uma descrição meio vaga, Adrielly. Como eu disse, no seu caso, considerando a sua idade, você deve estar falando de dentes de leite, e aí sim, os permanentes vão nascer no lugar, mesmo que demore um pouco (nem sempre é logo em seguida).

  332. Ola, minha filha tem 09 anos e o dente de leite dela caiu, passou meses e nem a pontinha cresceu do dente permanente dela, isso e normal?

    1. Pode acontecer, Alexandra. Não há necessariamente algum problema, mas sugiro que você a leve num odontopediatra pra avaliar.

  333. Ola doutora, tenho 26 anos e ha 2 anos fiz um tracionamento de canino, mas ate agora nao nasceram, so de um lado q apontou mas nao sai mais disso, o q fazer nessa situaçao? Estou usando aparelho mais ate agora nada… sera q ainda aparecem?

    1. Camila, você ainda está fazendo o tracionamento? Se não está, os dentes não vão sair da gengiva sozinhos. Aos 26 anos as raízes dos seus dentes já estão totalmente formadas e não têm “força” pra fazer o dente nascer. Converse com o seu dentista pra saber com está posicionamento intra-ósseo desses dentes.

  334. Oi, eu tenho uma duvida que me incomoda muito, eu tenho 15 anos, esse ano ja faço 16 e extrai meu dente canino de cima ha um ano e agora ele está terminando de crescer, porém ainda tem o canino de cima do lado direito que ainda é de leite, mais ele esta bem mole e vou ter que arrancar. Acontece que da pra ver o meu dente permanente e ele está bem la em cima da gengiva ha muito tempo e nao esta descendo, o que eu poderia fazer pra fazer com que esse dente desça logo, pois nao quero ficar banguela, qual o processo mais rapido e em média quanto tempo vai demorar pra descer o dente? Eu sei que ele está bem em cima pois ha um inchaço na gengiva, só que está bem em cima, e como demorou cerca de um ano pro outro nascer acho que pode acontecer o mesmo com esse… Aguardo o seu retorno, obrigada!

    1. Laise, pode ser, realmente, que o seu dente canino nasça sozinho, como o outro. Mas pode ser, também, que ele não desça tudo o que deveria, por uma questão de falta de espaço. Nesse caso, seria necessário usar aparelho pra alinhá-lo com os outros dentes. Não há nada, fora o uso de aparelho, que você possa fazer pra acelerar o processo de irrupção do seu dente. Procure um dentista / ortodontista pra avaliar.

  335. Olá, eu tenho 13 anos, e meus caninos superiores cairam. O primeiro foi o esquerdo, só que ele não nasce (ele caiu faz tempo), normalmente eu percebo que quando os dentes estão nascendo a parte da gengiva onde eles ficavam fica mole e o dente cresce, só que nesse caso essa parte em questão esta dura (mas não muito dura, mas está no ponto de que ela parece que já “cicatrizou” ) e também eu acho que ele cresceu dentro, porque há um pseudo caroço . Ele ainda vai nascer ?
    Já o direito caiu faz 2 dias, so que nesse caso eu acho que ele caiu prematuramente, porque o meu canino inferior direito ficava pegando nele. Então ele vai crescer ?
    (Desculpe-me se houver erros de português absurdos)

    1. Paulo, realmente não tenho como dar uma resposta que satisfaça você sem examiná-lo. Eu sugiro que você procure um dentista pra avaliar e fazer uma radiografia panorâmica: se a raiz desses estiver completamente formada dentro da gengiva, eles não nascem mais sozinhos. Mas você está mais ou menos na idade deles nascerem, então não dá pra dizer que há algum problema apenas pela demora, pode demorar mesmo.

  336. Olá doutora. Minha filha perdeu um dos dentes de leite aos 4 anos, devido a uma queda. Como ele amoleceu demais, uma tia dela o retirou. Agora aos 6 anos, os dentes estao nascendo, menos aquele que foi arrancado antes da hora. Minha pergunta é: existe o risco deste dente nao nascer? E se ele caso puder nascer, o que posso fazer? Desde já agradeço pela resposta. Estou aflita !!

    1. Ariane, a possibilidade desse dente ter sofrido algum dano na ocasião da queda, existe. Que dente é? Eu sugiro que você leve a sua filha num odontopediatra pra avaliar, uma radiografia mostraria o posicionamento desse dente dentro da gengiva. Mas, em princípio, não há motivo pra pensarmos que há algo errado, às vezes o dente demora um pouquinho pra nascer, mesmo.

  337. Olá, minha filha de 11 anos perdeu os dois dentes de leite (as presas) faz dois meses e até agora nem sinal do permanente, será que preciso leva-la ao dentista para saber se o dente nao esta nascendo por dentro da boca?

    1. Andreia, os caninos superiores permanentes nascem entre ps 11 e 12 anos, portanto a sua filha está dentro da idade prevista para isso. Mesmo que demore um pouquinho, não quer dizer que haja nada errado. Mas se você (e ela) for ficar mais tranquila, leve-a ao dentista pra avaliar. Uma radiografia panorâmica vai mostrar o posicionamento intra-ósseo desses dentes e se está tudo ok (do que não temos motivo pra duvidar).

  338. Eu tenho 31 anos e ainda tenho dente de leite (canino). Ele está mole, estou preocupada. A única solução seria o implante, pois morro de medo.

    1. Mônica, se ele está mole certamente já aguentou o quanto deu! Dentes de leite não têm estrutura pra ficar tanto tempo assim na boca. Pra substituí-lo (considerando que há espaço para uma prótese do tamanho de um dente permanente), as opções são: prótese removível, prótese fixa (apoiada nos dentes ao lado) e implante.

  339. Dra.,
    Minha filha vai fazer 6 anos e já perdeu 5 dentes, os dois centrais embaixo, os dois de cima e um lateral de cima também. Os dois debaixo nasceram normalmente, apesar de um deles estar um pouco torto. O que me preocupa muito no momento é que os dois dentes centrais de cima, ela já perdeu há 3 meses e até agora nem sinal. Agora caiu também um dente lateral de cima! Isso é normal? Não irá prejudicá-la na mastigação? Existe a possibilidade de se colocar um dentinho provisório no lugar desse lateral que caiu?
    Obs: Todos os dentes caíram naturalmente.
    Obrigada!!!

    1. Ana Paula, se os dentes de leite caíram naturalmente é porque os permanentes devem estar a caminho. Há um certo adiantamento na queda desses dentes, mas isso não é necessariamente um problema. E às vezes demora um pouquinho mesmo, sua filha pode ficar com “janelinhas” por mais um tempo ainda. Não aconselho que ela use um dente provisório, até pra não atrapalhar o nascimento dos dentes.

  340. Doutora, minha filha tem 14 anos, os dentes ‘caninos’ de cima dela ja cairam ha UM BOM E PROLONGADO TEMPO, ha aproximadamente 2 meses do lado esquerdo, apareceu um pontinha miníma que foi o suficiente pra ela pular de alegria, mas parece que parou de nascer, o outro lado nao tem nem sinal, com essa pontinha ha algum aparelho que faça o dente descer ou algo do tipo? Os de baixo ja nasceram, qnd ela tinha 11 12 anos, ela ja tem 14, o que sera que esta acontecendo? Devo falar algo pro dentista ? Desde ja, agradeço!

    1. Victória, é importante que você leve a sua filha ao dentista pra avaliar. Uma radiografia panorâmica pode mostrar a posição desses dentes dentro da gengiva pra se entender por que é que eles não nasceram ainda. Quanto ao que está com a pontinha de fora, pode ser que a formação da raiz dele tenha se completado e, sendo assim, o dente não vai descer mais que isso. Nesse caso, sim, é possível “puxar” (ambos) para fora com o uso de aparelho ortodôntico (considerando que eles estejam bem posicionados dentro da gengiva).

      1. Sim doutora, entendo, por favor me mostre uma foto do aparelho que no caso iria faze-los crescer mais rapidamente, ela esta curiosa querendo ver, agradeço (;

  341. Olá, tenho 19 anos e uso aparelho, só que até hoje espero meu dente permanente nascer… acho que é o canino, meu dentista disse que é pra esperar pra ver se nasce, só que a anos que eu espero!! Preso na gengiva e não nasce! Devo trocar de dentista? O que eu faço? Agradeço desde já.

    1. Mariana, aos 19 anos o seu dente certamente não vai mais nascer sozinho. Isso porque a raiz dele já está completamente formada (o canino nasce, normalmente, lá pelos 12 anos de idade) e, quando isso acontece, o dente não tem mais “força” pra nascer sozinho. Ou seja: dependendo do posicionamento intra-ósseo desse dente, é possível tracioná-lo pra fora, mas só com a ajuda do aparelho.

  342. Ola, boa noite!!! Estou preocupada pois meu filho tem 6 anos e 5 meses, ele teve que extrair os dois dentes da frente, pois eles ficaram moles mas nao o suficiente de cair sozinhos ou de tirar em casa, ai tenho que levar no dentista pra tirar, ai dessa vez passou mais ou menos uns meses e nada de amolecer, fiquei com MEDO de nascer os outros e ficar entramelados, ai levei no dentista, tirou os dois, so que ja tem DEZOITOS DIAS e nada dos dentes, nem sinal, quantos dias eles demoram pra nascer, eram de leite.
    Os dentes dele de baixo chegaram a nascer entramelados, nao amoleceram o suficiente, o que sera isso, será que todos vou ter que levar no dentista? Me respondam por favor…
    AGRADECE…

    1. Rayane, os incisivos centrais nascem, normalmente, lá pelos 7 ou 8 anos. Como o seu filho tem 6, pode demorar um pouquinho ainda… claro, como os de leite já foram extraídos, é possível que os permanentes nasçam um pouquinho antes. Mas 18 dias é bem pouco tempo, ok?! É possível que seu filho fique mais um tempo “banguela”. É relativamente comum o que você relata, do dente permanente nascer e o de leite não cair e o dentista ter que extrair. Sempre que isso acontecer, o dentista vai ter que intervir, mesmo.

  343. Oi, tenho 30 anos e meu canino é de leite, o dentista disse que tenho que usar aparelho para poder forçar o canino permanente a nascer, mas ele disse também que ele pode não nascer mesmo sendo visível na radiografia, ai teria que ser feito uma cirurgia para retirar o canino permanente e colocar um implante. Agora estou com medo, será melhor deixar meu dente de leite no lugar.

    1. Cecilia, dentes de leite geralmente não “aguentam” tanto tempo assim na boca, já que não têm estrutura pra isso. Mas se o seu está aí firme e esteticamente você não se incomoda, pode continuar do jeito que está. Porém há uma grande chance que mais dia, menos dia, esse dente fique mole e caia… aí você se verá obrigada a pensar em tentar o tracionamento (“puxar” o dente permanente lá de dentro). Mas até lá… 😉

  344. Quanto tempo demora pra crescer um dente? Meu dente caiu ja faz alguns meses, e até agora só apareceu a pontinha (tenho 12 anos).
    Tem bastante espaço e tudo mais pq um outro dente do lado ja havia caido também.
    Queria sabem quanto tempo demora pra nascer os dentes caninos?
    Grata.

    1. Franciele, depende do caso. É preciso considerar, principalmente, a sua idade e o posicionamento do dente permanente dentro da gengiva. Pelo que você diz, a pontinha do dente está aparecendo, o que é ótimo. Dentes caninos (superiores) nascem entre os 11 e 12 anos, então você está na idade certa. Portanto, a qualquer momento seu dente vai nascer por completo, mas o tempo que isso leva é o seu organismo que decide… em algumas pessoas é de uma semana pra outra, em outras demora meses. Se o seu dente de leite caiu antes da hora (ou foi extraído), pode ser que demore mais.

  345. Oii, meu caso é o seguinte: tenho 14 anos, mas um dos meus dentes da frente (canino) veio ficar mole agora . Isso é normal ? E quanto tempo levará para o dente permanente nascer ? Obrigada ! 🙂

    1. Ellen, se esse dente for de leite… é normal, sim! E considerando a sua idade, provavelmente é esse o caso. Sim, há um atraso no nascimento do dente permanente, mas não quer dizer que haja um problema necessariamente. Procure um dentista pra avaliar, com uma radiografia panorâmica é possível verificar o posicionamento do dente permanente dentro da gengiva e estimar quando o dente vai nascer.

  346. Boa tarde! Minha filha tem 7 anos e nasceu com um problema no dente de cima na frente, ano passado ela tratou canal so que a massinha caiu fikando um buraco enorme e um dente bem amarelo e feio, ai levei ela no dentista e ela deu a opçao de extrair, o do lado dele ja caiu e ja esta nascendo o permanente, ai como sou leiga no assunto falei que sim, podia extrair, so que quando ela extraiu a raiz saiu inteira, nao estava bom pra extrair, e nem sinal do dente permanente, estou muito preocupada com isso, tem como a criança nao ter o dente permanente, sendo que os dois de baixo ja trocaram e o de cima do lado deste tbm, me ajuda to desesperada!!!!

    1. Talita, os incisivos centrais superiores nascem entre os 7 e os 8 anos de idade, ou seja, na idade da sua filha. Se ao extrair o dente de leite a raiz dele ainda estava inteira (e considerando que o dente permanente ao lado já nasceu) é possível, sim, que sua filha não possua esse dente permanente (ou que ele esteja retido dentro da gengiva e não tenha nascido por estar mal posicionado). Através de uma radiografia panorâmica é fácil verificar isso. Se o dente realmente não existir, sua filha pode usar uma prótese (fixa ou removível) até completar a idade pra fazer um implante (lá pelos 18 anos). Outra possibilidade é que o dente exista e seja possível puxá-lo para fora com o uso de aparelho ortodôntico. No momento, sugiro que você procure a dentista da sua filha pra saber se esse dente existe ou não, e a partir daí, pensar no que fazer.

  347. Minha filha tem 7 anos e nao trocou nenhum dente ainda, fizemos rx e tem dente para sair, fiquei um pouco tranquila, ha mais ou menos 1 mes um começou a amolecer mas ainda esta duro, o que fazer para acelerar, estou ansiosa e ela tambem, pois todas as amiguinhas ja trocaram dentes e ela nada, me ilumine por favor.
    Grata.

    1. Ilma, vocês não precisam ficar ansiosas, não. Existe uma idade mais provável dos dentes trocarem, mas é uma estimativa, pode atrasar e pode ser antes. Se foi feita a radiografia e constatou-se que os dentes estão ok, não há necessidade de intervir (e nem haveria como acelerar o processo). Fiquem tranquilas, daqui a pouco a sua filha vai exibir lindas janelinhas. 🙂

  348. Oi, o meu dente de tras nao e de leite, entao o meu dente ele esta mole e eu nao to conseguindo tirar ele porque eu acostumei empurrando ele pra frente, entao como que eu arranco ele, por favor responde logo, o meu pai quer tirar ele pela porta.

    1. Vanessa, qual a sua idade? Certamente o seu dente mole é de leite, senão você teria um problema sério de gengiva e, também, não deveria tirá-lo em casa. Sendo de leite, pegue um lenço limpo, segure o dentinho com firmeza e “rode” ele. Mas se doer ou se machucar, o melhor é procurar um dentista pra fazer isso, ok?!

  349. Ola, bom dia ! Tenho 17 anos. Retirei o meu canino do lado esquerdo com aprox 14 anos, enfim ele nunca nasceu! Depois de tirar uma radiografia, vi que meu dente esta em uma má posição e que nao iria nascer se nao puxasse, o meu dente canino do lado direito é de leite e segundo a radiografia ele esta em posiçao perfeita para nascer, mas nao quero ficar sem os dentes dos dois lados :(, e nao queria tambem que demorassem tanto para nascer. Mas tenho os dois permanentes. O que pode ser feito ?

    1. Michelle, aos 17 anos certamente os seus caninos não vão mais nascer sozinhos, porque as raízes deles já estão completamente formadas dentro da gengiva. Portanto, se eles estiverem em posição favorável (o esquerdo está em pior posição, segundo seu relato), é possível tentar um tracionamento (“puxá-los” pra fora). No momento, é a solução mais óbvia.

  350. Oi sou eu de novo, Kemmily, vou dar mais detalhes pra ver se vc pode me ajudar. Eu arranquei antes do tempo pq eu pensava que ja vinha o outro, mas n veio.

    1. Kemmily, repito: você precisa procurar um dentista e fazer uma avaliação. Assim ele pode verificar, através de uma radiografia, se o seu dente está perto de nascer. Pela sua idade, a época é essa.

  351. Doutora tenho 15 anos e nada dos meus dentes caninos caírem, estou usando aparelho fixo mas me incomoda essa ideia de ainda não ter trocado os dentes. Isso é normal?? O que poderia ser feito além do uso do aparelho??

    1. Lara, aos 15 anos os seus caninos permanentes já deveria ter nascido, mesmo. Antes de você colocar o aparelho foi feita uma radiografia panorâmica (que deve estar na sua pasta de documentação), não?! Converse com o seu dentista pra saber qual é o posicionamento desses dentes dentro da gengiva… pode ser que eles estejam numa posição ruim ou, até, que eles nem existam.

  352. Minha filha tem 13 anos e retirou os dentes caninos em um ano, a fim de que pudesse colocar o aparelho. Eles ainda não nasceram e eu estou muito preocupada em eles não nascerem. Eu gostaria de saber se tem alguma coisa que eu poderia fazer para resolver esse problema!!! 🙁

    1. Carla, não há nada que “apresse” o nascimento desses dentes. É preciso verificar como está o posicionamento deles dentro da gengiva, se há espaço pra eles nascerem e se as raízes deles já estão completamente formadas. O ideal é procurar um dentista para avaliar… uma radiografia panorâmica pode mostrar se há algum problema.

  353. Oi, tenho 12 anos arranquei meu dente canino ha alguns meses, so que ele ainda nao nasceu, ele vai crescer e quanto tempo vai demorar?

    1. Kemmily, não tenho como afirmar se o deu dente vai nascer baseada apenas no seu relato. Os caninos superiores permanentes nascem entre os 11 e 12 anos, então a época deve ser mais ou menos essa. O ideal é sempre procurar um dentista para avaliar, através de uma radiografia é possível avaliar o posicionamento do dente dentro da gengiva e dizer se ele vai nascer ou não.

  354. Ola doutora, preciso de ajuda como meus amigos que citaram ali algo que vou lhe falar… minha filha perdeu os dois dentes caninos dela de cima ja faz um bom tempo, ano passado, ela tem 13 anos, ira fazer 14 em dezembro agora, o que devo falar para o dentista dela?
    Como falar pra ele? Não levo jeito para explicar, me ajude como devo falar a ele… ela se sente mal por nao ter os malditos dentes e como nao ha remédios que ajude a eles nascerem mais rapidamente preciso de ajuda! Por favor doutora, me recomende algo, e me ajude como devo falar ao dentista dela… voce passa a mao e sente ele mas o danado nao desce de jeito nenhum, o que faço? Me ajude, preciso muito de sua resposta! Agradeço desde ja.

    1. Gleisse, não se preocupe em explicar as coisas para o dentista… acredite, pra ele é comum esse tipo de situação. Conte a história exatamente como você contou pra mim: “os caninos da minha filha não descem e já tem mais de um ano que os de leite caíram”. Pronto, com essa informação e com o exame clínico (e provavelmente radiográfico), ele já pode explicar o que está acontecendo e propor alguma solução. Uma possibilidade é que as raízes dos dentes da sua filha já estejam formadas, aí o dente, mesmo apontando na gengiva, não tem mais “força” pra nascer. Nesse caso, seria preciso usar aparelho.

  355. Ola Ana, minha filha tem 1 ano e 8 meses e só tem os 4 dentes da frente, estou muito preocupada por ela ainda não ter todos os dentinhos que ao me ver ja era para ter todos.

    1. Juliana, embora possa haver um pequeno atraso, não era pra sua filha ter todos os dentes, não. A dentição de leite só se completa entre os 2,5 e 3 anos de idade. Pra dar um exemplo, o meu filho tem 3 anos e 2 meses e os últimos dentes de leite ainda não nasceram. Portanto, fique despreocupada. O ideal é sempre procurar um odontopediatra para avaliar, mas pelo seu relato não me parece haver nada errado. Nesse texto você pode ver uma tabela com as idades aproximadas em que os dentes nascem e caem: https://medodedentista.com.br/2011/11/como-saber-se-o-dente-e-de-leite.html

  356. Ana, meu filho tem 6 anos e já perdeu os quatro dentes da frente, os dentes de leite dele são bem cariados, desde de que começou a cariar levo ele no dentista, mas mesmo assim cariaram muito, sempre acabo trocando de dentista por não ver resultado nos tratamentos, agora achei uma dentista que está tratando dos dentes dele e estou gostando, mas ela quer tirar 4 molares que estão bem cariados, ela disse que se não tirar vai dar canal, mas tenho medo que isso possa prejudicar os dentes que ainda vão demorar pra nascer e aqueles que nem nasceram. Devo confiar nela e deixar que ela arranque, me ajude.

    1. Andreia, eu acho que não faz muito sentido extrair um dente ANTES que ele dê canal… o ideal é sempre evitar que seja necessário tratar o canal. Se já não for mais, trata-se o canal. Se o dente já estiver a ponto de cair, aí até pode-se optar pela extração por uma questão prática. A extração de certos dentes de leite não é tão crítica mas, de forma geral, se a extração for muito precoce pode “bagunçar” o nascimento dos dentes permanentes e causar problemas de posicionamento. Enfim, se você confia na avaliação dentista do seu filho, que sejam feitas as extrações.

  357. Olá !
    Tenho uma filha de 7 anos e os dentes dela de leite da parte superior, os da frente, foram extraídos, eles estavam moles e a gengiva ficou inchada e parecia que os dentes iriam sair por cima, eu e a dentista achamos melhor extrai-los. Isso foi em 1 de agosto e até hoje os permanentes não nasceram, e hj percebi que a gengiva dela esta inchada. Que devo fazer? Moro na Noruega e a saúde aqui é muito incompetente para mim. Eles acham que tudo é normal, estes dentes dela foram extraídos na Espanha, porque a dentista aqui não quis extrair os da parte inferior e já tinha nascido os permanentes atras.

    1. Sheila, os incisivos centrais superiores começam a nascer entre os 7 e os 8 anos, e os laterais entre os 8 e os 9. Portanto, eles não devem ter nascido simplesmente porque ainda não é hora. Se a gengiva está inchada, pode ser uma pequena gengivite. Apenas procure manter a higienização em dia. Talvez o inchaço seja porque eles estejam próximos de nascer, também.

  358. Bom dia, minha filha tem 10 anos, desde o nascimento do seu 1º dentinho foi muito lento. Hoje ela já perdeu alguns dente de leite da frente, foi demorado, mas já esta perfeitinho. Ela tem falta de um dente incisivo que descobri após a panorâmica, o restante todos tem raiz normal. O que me preocupa é que os dentes de trás de leite estavam ainda duros e precisou ser tirado porque o outro estava pontando. Foi tirado e já faz quase um mês e só tem uma pontinha. E o outro caso e naquele dente incisivo que ela não tem, estamos esperando que o canino pegue o espaço deste dente, mas ele não sai, já vai fazer três meses. Espero que tenha me expressado bem. Obrigada. Aguardo retorno.

    1. Sueli, quando a criança perde um dente um pouco antes da hora, o permanente costuma demorar mais pra nascer, mesmo. No caso do canino, a época certa do permanente nascer é lá pelos 11 ou 12 anos, então pode demorar um pouco ainda. É muito comum, também, que o dente permanente esteja nascendo e o de leite não caia, e aí o dentista precisa intervir. Mas isso não significa que haja alguma coisa errada ou que vá acontecer sempre.

  359. O que fazer para os dentes caninos nascerem mais rapido, os de cima? Doutora, nao tenho condição de pagar um dentista, sabe?? Me de exemplos, dicas, alguma coisa para meus dentes caninos de cima nascerem mais rapido, por favor!!!! Pode ser medicamento, alimentaçao, qualquer coisa, me ajudaaaaaaa!!!

    1. Rafael, por mais que eu queira ajudar, não existe nenhum medicamento ou “dica” que eu possa dar para os seus caninos nascerem mais rápido. Quem decide isso é o seu organismo. A única forma de “apressar” o nascimento dos caninos é com aparelho ortodôntico e, mesmo assim, em casos muito específicos, o que se chama “tracionamento”.

  360. To com o mesmo problema da Adriana, minha filha tbm tem 13 anos e ainda nao cresceram os dentes dela, aqueles que parecem de vampiro sabe, ela se sente desconfortavel pra dar risada e tudo mais, me indique alguma coisa pra mim ir fazer e esse dente no entanto comece pelo menos a apontar, ela iria ficar muito feliz, qualquer coisa, ela ja frequenta um dentista, ai me fala o que eu tenho que perguntar pra ele ou sei la sabe?? Me ajude por favor!!! Há algo a se pedir para o dentista para os dentes de vampiro crescer mais rapidamente ou algum aparelho para isso algo deste tipo? Me de uma resposta urgentemente, meu filho se sente muito desconfortável por todos os amigos terem os dentes e só ele nao! 13 anos.

    1. Leticia, como eu falei pra Adriana, não há o que se fazer para “apressar” o nascimento do dente… quando for a hora, se houver espaço e ele estiver bem posicionado dentro do osso, o dente vai nascer. Relate essa demora ao dentista, ele vai verificar o que está acontecendo e muito provavelmente vai pedir uma radiografia para ajudar a entender o motivo do dente não ter nascido ainda.

  361. Olá! Minha filha tem 14 anos, e os dentes caninos dela não nasceram ainda… os de leite ja caíram, mas esta demorando DEMAIS para os ‘sisos’ crescerem… nem apontar ainda não apontaram. Ela frequenta a dentista que por sinal de ÓTIMA qualidade, mas a doutura diz para esperar ele crescer, gostaria de saber se há alguma massagem pra se fazer na gengiva, ou ALGUM MEDICAMENTO, por favor, pra ela tomar e os dentes dela então crescerem, enfim, algo para que os dentes dela cresçam, e nao ficar esperando sabe? Por favor ajude ela! Desde ja, agradeço.

    1. Adriana, infelizmente não há nenhum tipo de medicamento que ajude nesse caso. Sua filha tem 14 anos, e se os caninos permanentes não nasceram ainda realmente há um atraso. Mas se a dentista dela examinou e avaliou que ainda há a possibilidade desses dentes nascerem sozinhos, não tenho motivo pra duvidar. Foi feito radiografia? O posicionamento desses dentes dentro do osso está ok?

  362. Os dentes da frente do meu filho cairam em abril desse ano e até agora não nasceram e ainda nem aparecem em baixo da gengiva, gostaria de saber se tem algum problema.

    1. Jailson, não necessariamente. Às vezes o dente permanente demora pra nascer depois que o de leite cai. Mas, pra ter certeza, é sempre bom procurar um odontopediatra pra avaliar, até pra você ficar mais tranquilo a respeito.

  363. Minha filha arrancou o dente de leite faz 1 ano e o permanente não nasceu, o dentista disse que a raiz se formou e disse para puxar tem que usar aparelho.

    1. É isso aí, Vanessa. Se a raiz já está formada, o dente não nasce sozinho. Por isso, é preciso “puxá-lo” pra fora com o uso de aparelho.

  364. Olá! Os primeiros dentes de leite do meu filho nasceram aos 6 meses, e aos quatro começou a trocar os dentes. Fiquei muito preocupada, ja que muitos falam que não é bom trocar os dentes tão cedo poque eles estragam mais rapido. Hoje ele esta com 5 anos e ja trocou cinco dentes, e desses cinco so dois nasceram, os dois de cima ja tem cerca de 4 meses que trocou e não nasceu, estou muito preocupada! Por que a demora desses dentes nascerem?

    1. Lorraine, fique tranquila. Embora haja realmente um precocidade na cronologia de irrupção dos dentes do seu filho, isso não significa, necessariamente, um problema. Não é verdade que “não é bom trocar os dentes tão cedo poque eles estragam mais rapido”, pois o que estraga os dentes é não escová-los, ou seja, cárie e outros problemas bucais não são inevitáveis. Pelo seu relato não vejo problema algum, mas é sempre bom levar a criança ao odontopediatra para avaliar e ver se está tudo bem (até pra você ficar mais tranquila).

  365. Meu filho tem 6 anos e em maio e junho desse ano… caiu os dentes 11 e 21 (1 ele engoliu comendo pão no jantar e o outro caiu quando ele escovava os dentes) respectivamente e até agora (novembro) nem sinal deles nascerem… isso eh normal? Fiz uma panoramica nele e dizia q germes dos dentes permanentes dos dentes 11 e 21, acompanhar desenvolvimento…
    É normal demorar tanto assim? Estou mt preocupada ate pq ele ja esta começando a falar estranho.

    1. Viviane, seu filho perdeu os dentes de leite, o 51 e o 61, portanto. Mas você não é obrigada a saber disso, é só pra deixar claro que são os de leite :). Se a radiografia indica que os germes do 11 e do 21 estão presentes, é uma ótima notícia. Esses dentes nascem entre os 7 e 8 anos de idade, então pode demorar um pouco sim, porque os de leite devem ter caído antes da hora. Mas acho que não há motivo pra preocupação.

  366. Olá Ana, tenho 17 anos e meu dente canino foi retirado apenas agora por não ter saído naturalmente, e pelo um outro dentista ser meio desligado e não ter feito o pedido antes. Enfim, faz 3 meses que tirei o canino de leite e o permanente já está apontando, mas bem no céu da boca. Gostaria de saber qual é o tempo em média para ele sair/crescer todo e se posso ter os mesmos sintomas que os bebês tem. Obrigada.

    1. Kamila, aos 17 anos a raiz do seu dente já está totalmente formada, portanto ele não deve nascer sozinho. Possivelmente será preciso “ajudá-lo”, com o uso de aparelho.

  367. Ola boa noite, meu filho tem 7 anos e caiu um dente canino e os dois da frente, a dentista teve que tirar que amoleceu por causa da pancada… vc sabe me falar quanto tempo demora pra nascer esses dentes…
    Desde ja agradeço.
    Eliene

  368. BOM DIA, MINHA FILHA TEM 06 ANOS E OS DENTES PERMANENTES COMEÇARAM A NASCER ANTES DOS DE LEITE CAIREM! QUANDO O PRIMEIRO NASCEU, EU A LEVEI NO DENTISTA PARA A REMOÇÃO, PORÉM FOI MUITO DOLOROSO, PORQUE FORAM APLICADAS 03 ANESTESIAS E NADA DE ADORMECER, MESMO ASSIM FOI RETIRADO, E AGORA APARECE OUTRO DENTE PERMANENTE SEM O DE LEITE CAIR, GOSTARIA DE SABER SE TEM ALGUM MEDICAMENTO PARA AMOLECER, E O QUE VOCÊ ME INDICA ???

    1. Paula, infelizmente não existe nenhum tipo de remédio para esses casos. Quando o dente de leite não cai mesmo depois que o permanente nasce, geralmente é necessário o dentista intervir.

  369. Bom dia, minha sobrinha tem uns seis meses que tirou os dentes inciso e eles não nasceram, a gengiva esta inchada, parecendo que o dente vai nascer.

  370. Bom, tenho 15 anos e meu dente canino de cima caiu, faz uns 5 dias e nada dele aparecer, isso e normal, será que ele era de leite, meu ajuda pfv

    1. Matheus, certamente era um dente de leite. Mas o canino permanente costuma nascer lá pelos 12 anos de idade. Se o seu até agora não deu sinal, pode ser que ele esteja mal posicionado dentro do osso (mais provável) ou que nem exista. Pra saber, só procurando um dentista para avaliar, inclusive radiograficamente. Pode ser que ele nasça sozinho ainda e que seja apenas um atraso, também.

  371. Doutora tenho 13 anos, já arranquei meu dente canino de cima faz tres meses e ainda não nasceu, estou muito preocupado, eu não posso sorrir como antes e isto esta afetando minha autoestima, isso é normal???

    1. Vinicius, os caninos superiores costumam nascer depois dos 11 ou 12 anos, mas pode atrasar um pouco, também. Às vezes demora um pouco para o dente permanente nascer depois que o de leite cai, isso não é necessariamente um problema. Mas pra ter certeza de que o seu canino permanente está bem e a caminho, seria bom procurar um dentista para avaliar… uma radiografia pode mostrar isso.

  372. Olá, tirei um dente de leite (sem ser os 4 primeiros da frente os dois proximos) dia 05.04.2012 e ate hoje nem apareceu nem uma pontinha do permanente, é normal ? E ate quando + ou – ele deve crescer ? Tenho 15 anos e é mt ruim pra mim sorrir, todo mundo repara ;(( Obrigado .

    1. Jéssica, aos 15 anos esses dentes (os caninos) já deviam ter nascido. Procure um dentista para avaliar, seria bom fazer uma radiografia para verificar a posição desses dentes dentro da gengiva.

  373. Meu dente de n° 48 começou a nascer e está doendo muito. Existe algo que possa ser feito para amenizar a dor ou acelerar o processo de crescimento?

      1. Obrigado pela ajuda, no decorrer do dia a dor parou. Logo apos um forte impacto ela parou, fui verificar o que havia ocorrido e pude perceber que com o impacto a gengiva que cobria o dente havia rasgado… então melhorou…
        Obrigado pela ajuda… mesmo assim vou procurar o odontologista… boa noite.

  374. Olá Ana!
    Eu sou a Priscila ali de cima que pediu esclarecimentos sobre a inflamação do siso. Você falou sobre minha idade. Então, tenho 27 anos. Meu siso já desinflamou. Tenho essa gengiva em cima mesmo, como você falou. Gostei muito da sua explicação. Mas é difícil saber já que o primeiro dentista que fui disse que tenho que arrancar o siso e a segunda dentista disse que ainda não terminou de nascer. Os dois viram meu raio x. Acho que vou a um terceiro dentista, ou então vou mandar tirar a gengiva de cima do dente. Obrigada pela ajuda. Beijos.

    1. Oi Priscila! Nascer o seu siso não vai mais, não aos 27 anos. A essa altura ele já está com a raiz dele totalmente formada dentro do osso, portanto não tem mais “força” pra nascer sozinho. Se não houver nenhum outro motivo para extrair o seu dente além dessa inflamação recorrente, talvez seja o caso de apenas cortar a gengiva excedente mesmo.

  375. Oi meu dente siso já vem incomodando ha mais de um ano, agora que começou a sair a ponta, mas estou tendo muita dor de cabeça. É normal? Obga

  376. Oi, tenho um filho de 8 aninhos e os dentes dele nem amoleceram ainda para cair, os dentes de cima, os de baixo foram arrancados a força. dentista fez radiografias e tal e disse que será preciso abrir a gengiva dele para arrancar os dentes que estao lá, e um desses dentes permanentes nem está a caminho, ou seja, não haverá dente para crescer no lugar… o que fazer num caso como este? Algum dentista em especial que devo procurar?

    1. Valéria, realmente parece haver um atraso na época dos dentes do seu filho nascerem, além de agenesias (inexistência de dentes permanentes). Eu acho que o ideal seria avaliar junto a um odontopediatra que trabalhe com a parte de Ortodontia Preventiva/Interceptativa, para tentar minimizar os problemas que essa falta dentária possa trazer no futuro. Dependendo do dente, isso nem é tão crítico. Se os outros dentes permanentes estão ok, mesmo que demore, um dia eles vão nascer.

  377. O dente de leite de meu filho caiu faz uns 10 meses (são os dois dentes superiores da frente). Na radiografia aparece o permanente, mas ele não quer sair. É normal essa demora?

    1. Flávio, se ele está lá mas não quer sair, possivelmente não é a hora certa ainda. Pode ser, também, que a gengiva que está sobre ele seja muito fibrosa, e isso dificultaria a irrupção do dente. Leve seu filho num odontopediatra para avaliar!

  378. Minha filha tem 7 anos, começou a trocar os dentes de leite ha 6 meses mais ou menos e ha 3 meses perdeu os dentes superior da frente, so que os permanentes não estão saindo da gengiva, um esta deixando a gengiva escura e o outro empurrando a gengiva para baixo, esta ja no nível dos outros dentes, estou preocupado isso é normal… o que devo fazer…

    1. Jorge, provavelmente os dentes não estão tendo “força” para romper a gengiva, pois ela deve estar mais fibrosa na região. Nesse caso, possivelmente será preciso cortar a gengiva para liberar e facilitar o nascimento desses dentes. Isso se chama “ulotomia” e é um procedimento muito simples, feito no consultório mesmo, com anestesia local. Ou seja: leve-a a um odontopediatra para avaliar.

  379. Doutora, minha filha tem seis anos, os dois dentinhos dela da frente caiu quase ao mesmo tempo, ja faz uns dois meses e ainda não deram sinal de que estao crescendo, é caso de me preocupar e leva-la ao dentista?

    1. Venisia, às vezes os dentinhos demoram um pouco pra nascer mesmo. Não acho que seja caso pra se preocupar, mas levá-la ao odontopediatra é sempre uma boa ideia, até pra tranquilizar você. Ele pode avaliar melhor se está tudo bem.

  380. Olá!
    Os meus dois caninos ainda são de leite e estou preocupada pq eles não estão moles, mas podem cair a qualquer momento. Não quero ficar sem meus dentes, já que não sou mais criança, o que eu faço?

    1. Isabelle, se você já é adulta mas ainda tem os caninos de leite é porque: ou você não possui os caninos permanentes ou eles estão retidos dentro do osso e, na sua idade, já não nasceriam mais sozinhos. Pra saber o caso, só fazendo uma radiografia. De qualquer forma, se os seus dentes estão firmes, não há porque pensar que eles vão cair a qualquer momento (embora, realmente, as raízes dos dentes de leite não foram feitas pra ficar a vida inteira nas nossas bocas, então são menos resistentes). É preciso procurar um dentista para avaliar, mas as opções seriam: “transformar” a anatomia desses caninos de leite em permanentes através de uma restauração ou extraí-los e colocar implantes. Como não deve haver espaço para os implantes, seria interessante avaliar antes com um ortodontista a possibilidade de usar aparelho para adequar os espaços.

  381. Olá!
    Estou com o siso inflamado. Fui a um dentista e ele disse que eu teria que arrancar, para que a gengiva não inflamasse mais. Depois fui em outra dentista e ela disse que está inflamando porque ainda não terminou de nascer. Agora não sei se arranco ou não, pois a dor é horrível. Estou tomando remédio para desinflamar. Mas esse meu siso já tem anos que está nascendo. Demora tanto assim??
    Obrigada pela atenção.

    1. Priscila, você não disse qual é a sua idade, mas provavelmente essa inflamação recorrente da gengiva em volta do seu siso é uma pericoronarite. Isso acontece quando o siso está nascendo mas, às vezes, se prolonga por mais tempo. Pode ser que o seu dente já tenha “nascido tudo o que tinha pra nascer” mas ainda assim haja um pedaço de gengiva sobre ele… e essa gengiva inflama sempre porque entram resíduos alimentares embaixo dela e você não consegue limpar. As soluções seriam: extrair (havendo indicação pra isso) ou cortar esse pedaço de gengiva para livrar o dente e facilitar a escovação. Vale a avaliação do seu dentista. Veja esse texto a respeito: https://medodedentista.com.br/2011/11/gengiva-inflamada-por-causa-do-siso.html

  382. Meu filho de 2 aninhos caiu ha cerca de 20 dias e perdeu os 2 dentes da frente com raiz e tudo, agora já está nascendo o permanente e parece que está nascendo torto, estou muito preocupada . É normal esse dente permanente pode nascer tão cedo?

    1. Elaine, não é normal não! Esses dentes nascem só lá pelos 6 ou 7 anos de idade… o que pode estar acontecendo é que seu filho tenha dentes supranumerários (dentes de leite a mais que o normal). É importante que você o leve a um odontopediatra para avaliar, até para verificar se está tudo bem e se não houve nenhum dano à estrutura interna da gengiva.

  383. Olá,
    Vou fazer uma cirurgia para expor um canino superior que está incluso, porém ainda tenho o dente de leite. Queria saber das complicações deste procedimento, pois tenho percebido que não vai ser muito simples. Na verdade, estou com receio que dê errado.
    Grata

    1. Elaine, se o dente estiver bem posicionado dentro do osso, o tracionamento costuma ocorrer sem problemas. Será colado um botãozinho nesse dente (através de uma cirurgia), fixo um fio ortodôntico nele e esse fio vai ser unido a um aparelho que vai “puxar” o dente pra fora. O tracionamento em si não dói, e deve levar pelo menos uns 6 meses. A maior complicação que pode haver é não funcionar, mas se o seu dentista acredita que é possível após ter avaliado os seus exames, não temos motivo para sermos pessimistas.

  384. Olá… meu filho tem 10 anos e há meses um de seus dentes de leite na parte de baixo caiu e até agora nem sinal do outro, é normal esta demora ???

  385. Tenho 24 anos e meu dente canino era de leite. Comecei a usar aparelho e o dente permanente começou a nascer, minha dentista então arrancou meu dente de leite para haver espaço para o dente fixo. Fiz também uma cirurgia para que o dente seja puxado pelo bracket. A questão é que já faz mais de 6 meses e nada do meu dente aparacer na gengiva, quanto tempo mais vou ter que ficar banguela esperando esse dente?

    1. Vinicius, não entendi… seu dente já começou a “nascer” ou não? Geralmente o tracionamento de um dente incluso leva pelo menos 6 meses, mas depende do caso. Pode ter havido algum problema também, como o botão colado no dente ter se soltado (por exemplo). Pra saber, só avaliando você.

  386. Olá! Meu filho perdeu um dente de leite e o permanente começou a sair (só uma pontinha) mas isso ja faz uns tres messes e nada de o dente crescer estou preocupada isso pode ser serio ou é normal??

    1. É bastante comum, Simone. Não é necessariamente um problema, mas seria legal levar seu filho a um odontopediatra para avaliar.

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista