Dentes que sobram, dentes que faltam…

Uma dentição adulta, completa, possui 32 dentes. 16 em cima, 16 embaixo, contando os sisos. Mas nem tudo são flores. Às vezes o organismo da gente se “confunde”, digamos assim, e nascem dentes a mais ou a menos. Nos dois casos, pode significar problema.

Cada dente possui uma função dentro da atividade mastigatória, e essa função está intimamente ligada ao seu formato e localização. Os dentes da frente são especializados em apreender e perfurar os alimentos, enquanto os do fundo servem para triturá-los. E só é possível o encaixe dos dentes de cima com os de baixo, do jeitinho que Deus planejou ;), se todos os dentes estiverem presentes.

Agenesia de incisivo lateral

Basicamente, o problema se resume a espaço. Quando faltam dentes, fenômeno chamado de agenesia, sobra espaço. Quando há dentes demais, e nós dentistas  chamamos esses elementos a mais de dentes supranumerários, falta espaço. E aí tá feita a bagunça.

A agenesia é mais comum nos últimos dentes dos grupos, ou seja, incisivos laterais, segundos pré-molares e sisos (que são os terceiros molares). Os dentes faltantes que mais interferem no sorriso são os incisivos laterais. E quando falta, como faz? Depende do caso e do desejo do paciente. Geralmente a solução consiste em abrir o espaço correto e fazer um implante ou exatamente o oposto: fechar o espaço e “transformar” caninos em incisivos laterais, através de desgastes, restaurações e/ou próteses. Esteticamente, a primeira solução costuma ser mais satisfatória.

Só lembrando: nem sempre um dente que não nasce, não existe. Muitas vezes ele não irrompe por não estar bem posicionado ou por haver um obstáculo em seu caminho. Nesse caso dizemos que ele está impactado. Ele existe, mas está dentro do osso e, via de regra, precisa ser removido.

Dentes supranumerários

Já os dentes supranumerários geralmente aparecem como “quartos molares” (depois ainda do siso) ou na região anterior central. Costumam ou causar apinhamentos (“entortar” os dentes) ou permanecerem inclusos (dentro do osso), precisando ser removidos através de cirurgia.

Tanto no caso de ter dentes demais quanto “de menos”, existe solução: seja usando aparelho, seja fazendo implante, seja através de uma restauração estética ou prótese. Dentes que faltam podem ser substituídos e dentes que sobram podem ser removidos. O melhor tratamento para cada caso deve ser discutido junto ao seu cirurgião-dentista.

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Diagnóstico Bucal

Marcadores:

308 comentários

    1. Se houver indicação, pode, Samy. Procure um ortodontista pra avaliar. Ele vai explicar pra você a questão dos custos (que varia de caso pra caso) e como será instalado o aparelho (caso seja necessário, mesmo).

  1. Olá Doutora!

    Minha filha tem 4 anos e não nasceram ainda os incisivos laterais superiores ela tem os incisivos centrais bem separados e logo depois (bem separados tbm) vem o caninos. Estou muito preocupada.
    Me ajuda!!
    Desde já obrigada!
    Beijos!

    1. Provavelmente ela não tem esses dentes mesmo, Tâmara. Isso se chama “agenesia”, como explico no texto. Não ter os dentes de leite não significa, obrigatoriamente, qualquer alteração nos permanentes. Pode estar tudo normal. Pra ter certeza, só procurando um dentista pra fazer uma radiografia e avaliar.

  2. Olá, boa tarde. Minha filha tem 7 anos, os dentes incisivos laterais superiores já faz uns 3 meses não nasceram e não dá sinal algum, quanto tempo demora aparecer os tais? Ela completa 8 anos em abril próximo.

  3. Ola Dra. minha filha tem oito meses e ja nasceram os dois dentinhos de baixo normais. Mas em cima estao nascendo incisivos laterais e no meio ta vazio, sera isso algum problema?

    1. Terlim, é inusitado, mas não quer dizer que haja um problema. Leve-a a um odontopediatra pra avaliar, mas em princípio não precisa ficar preocupado.

  4. No meu caso eu tenho lábio leporino e não tenho os laterais, meu dentista transformou os caninos em laterais, mas eles ficaram meio largos, quase na largura dos dois da frente e estou agora no provisório, é o melhor modo que ficariam? Pois achei estranho.

    1. Augusto, não… certamente é possível melhorar a estética. Mas aí serpa necessário um planejamento mais completo, “mexer” em mais dentes pra um resultado melhor. O ideal é a avaliação de um dentista especialista em estética (Dentística).

  5. Olá, tenho 26 anos e eu estou fazendo tratamento dentário há uns 3 anos mais ou menos. O meu caso é o seguinte: não nasceram os dois dentes incisivos laterais, a dentista me indicou colocar o aparelho ortodôntico para abrir espaço e assim fazer um implante, após abrir um espaço coloquei dois dentes provisórios que ficavam presos no aparelho fixo. Passado o tempo a dentista disse que já tava na hora de retirar o aparelho fixo, e coloquei o móvel com os dois dentes provisórios presos no aparelho. Momento constrangedor, pois toda hora tinha que retirá-lo para comer e ficava com dois buracos na boca, situação horrível. Fiz uma radiografia para ver se dava para fazer o implante e a minha dentista disse que o espaço adquirido não era o suficiente, só que pelo o que eu entendi não tinha como obter mais espaço, ela até falou na hipótese de fazer uma tomografia para ter certeza realmente do espaço se dava ou não para implantar. E me perguntou se eu aceitava voltar novamente com o aparelho fixo para tentar abrir mais espaço, eu aceitei e no momento estou com o fixo já faz 3 meses mais ou menos. Gostaria de saber se tem alguma outra solução para esse meu caso? A minha dentista falou da opção de ponte, só que ela falou que como sou muito nova não me indicaria esta opção, pois desgasta os dentes e vou ter mais problemas daqui uns anos. Às vezes até me arrependo de ter colocado o aparelho, se soubesse que seria tão difícil assim! Aguardo uma ajuda, um esclarecimento.
    Obrigada!

    1. Santa, se cabem as próteses provisórias, é provável que caibam os implantes, também. Claro que é preciso avaliar o espaço em nível ósseo, mas existem modelos de implantes específicos para espaços reduzidos. Sugiro fazer a tomografia, sim, é a único exame capaz de mostrar as condições do espaço com detalhes, em todas as dimensões. Procure um implantodontista pra avaliar, mesmo antes de remover o aparelho… é importante, pra que o caso já seja planejado. Talvez sua ortodontista possa indicar um colega implantodontista.

  6. Olá Doutora, aos 12 anos coloquei aparelho e descobri que não tinha os dentes incisivos laterais. A dentista abriu espaço e no final do tratamento com 15 coloquei uma prótese móvel até esperar a idade e colocar os implantes. Será que precisará fazer enxerto ósseo ?

  7. Olá, doutora. Meu caso é o seguinte… Meus dentes permanentes nasceram, porém existem bifurcações atrás dos dentes da frente, como se fossem mini dentes, mas são bem atrás mesmo, quase que o mesmo dente. O que eu faço? Eu tenho como tirar? Obrigada.

    1. Carla, provavelmente são cúspides em garra, uma variação anatômica de incisivos superiores. Não é necessário remover, mas se você quiser, até pode. Converse com o seu dentista.

  8. Olá Dra. Ana, meu filho tem 1 ano e 10 meses e só faltavam nascer os 4 últimos dentes de leite e o incisivo lateral esquerdo. Acontece que há aproximadamente 1 mês, começaram a nascer 2 neste espaço que era de apenas 1. Por isso um deles está mais acima, como aqueles caninos q nascem encavalados. E pelo q eu contei, ele terá mesmo um dente de leite a mais. Será q terá de extrair? Grata desde já. Parabéns pelo trabalho!

    1. Pode ser um dente supranumerário sim, Luciana. Se for, deve ser melhor extrair, sim. Leve seu filho a um odontopediatra pra avaliar.

  9. Boa tarde, Dra. Ana.
    Minha filha esteve recentemente na dentista e ela nos informou, mediante um exame de imagem panoramica, que ela não possui os incisivos laterais. Mas antes que ela inicie um tratamento para implante, por ter apenas dez anos, gostaria de saber se existe algum exame mais específico para certificar que eles realmente não estão na boca dela. Pois tivemos um caso com a irmã dela em que eles se encontravam no céu da boca, e com o tratamento correto trouxemos eles para o lugar. Cogitei uma ressonancia magnetica por exemplo. Mas não obtive atenção.

    1. A radiografia panorâmica é mais do que suficiente pra verificar se os incisivos laterais existem, Marcia. Esteja certa de que, se eles existissem, poderiam ser vistos na radiografia panorâmica. A tomografia seria um exame mais completo, mas não há necessidade de expor sua filha à radiação que um exame desses emite apenas por esse motivo.

  10. Olá Dra.
    Meus dentes incisivos laterais superiores não nasceram, e nos espaços que seriam para os mesmos, estão os caninos. E notei também que tenho um dente de leite que parece ser um canino, ao lado de um dos caninos superiores permanentes. Me incomoda muito quando vou sorrir, pois em cima meus dentes são separados até chegar no canino, a parte de trás é junto. Há tratamento?

    1. Lorena, há. Se você realmente não tem os incisivos (porque eles podem existir mais estarem dentro da gengiva), as opções são: OU extrair os caninos de leite e fechar os espaços, transformando os caninos permanentes em incisivos laterais com restauração / coroa; OU extrair os caninos de leite e abrir, com aparelho, espaço para implantes. Já se os incisivos existirem dentro da gengiva, pode ser possível tracioná-los com aparelho. Procure um ortodontista pra avaliar.

  11. Olá Dra. Ana.
    Nasci sem o canino inferior esquerdo. Não existe raiz desse dente. Tenho todos os dentes superiores, e em razão disso, meus dentes superiores são um pouco mais para frente (nada que me incomoda esteticamente). Gostaria de saber se, neste caso, é necessário extrair um dos dentes superiores ou se existe outra forma de tratamento, sem ser, também, o implante.

    1. Em princípio não é caso de extrair dentes superiores, Franceli. Talvez esse espaço possa simplesmente ser fechado, mas depende do caso… se você já tem os dentes superiores um pouco mais pra frente, pode ser que fechar o espaço aumente mais ainda o trespasse (distância horizontal entre os dentes de cima e os de baixo). Sugiro a avaliação de um ortodontista.

  12. Olá, meu filho tem 7 anos e os dentes laterais inferiores caíram mas já faz 6 meses e não nasceram, o dentista viu na radiografia que estão lá mas não tem espaço para nascerem devido os dentes serem muito grandes. Os de cima também estão assim, e a gengiva bem inchada, o dentista diz que é até norte e que eu tenho que acompanhar e esperar, que por serem grandes nasceram tortos e depois com aparelho vão alinhar. Minha dúvida é se realmente não há problema nessa demora, e quanto ao inchaço na gengiva será que não tem perigo inflamar? O que pode ser feito?

    1. Cristina, às vezes demora, mesmo. O inchaço na gengiva pode ser sinal de que os dentes estão pra nascer. Se não há gengivite que justifique esse inchaço, não há o que fazer além de aguardar.

  13. Olá doutora, tudo bem?
    Tenho um filho de 1 ano e meio, ele começou a nascer os dentes com 4 meses e já tem todos que precisa ter… mas o caso é o seguinte, na parte superior ele tem um canino a mais, no caso, tem os 4 incisivos e 4 molares normais… mas observando notei que do lado direito tem 2 caninos um do lado do outro e do lado esquerdo 1 canino normal, totalizando 3 caninos na parte de cima… normal não é, o que me aconselha?

    1. Realmente, normal não é, Paula. Procure um dentista / odontopediatra pra avaliar, mas se esse canino a mais estiver bem posicionado, talvez nem seja o caso de extrair. O importante é que você procure um dentista pra avaliar agora, pra evitar problemas maiores quando seu filho começar a trocar os dentes.

  14. Meu canino esquerdo superior não nasceu, ele ta incluso e não tem como descer, tem que tirar, mas os demais dentes se acomodaram e fechou o espaço do dente, como eles se acomodaram e fechou o espaço dos dentes de baixo, ficam mais pra frente, e os de cima mais pra trás. Tem como abrir espaço e colocar um implante ou ponte?
    Alguns dentistas falam que tenho que fazer cirurgia ortognática, mas os dentes inferiores são um pouco mais pra frente por falta do canino superior, e ai parece que a mandíbula ta mais pra frente, e não o caso de quem tem mesmo a mandíbula pra frente… Tem como corrigir com aparelho?
    Obrigado!

    1. Joyce, deve ser possível abrir o espaço com aparelho sim, mas aí o canino incluso terá que ser extraído. Quanto à possibilidade de cirurgia ortognática, antes de pensar nisso é necessário um diagnóstico preciso. Se for um caso que envolva as bases ósseas mas não seja severo, até é possível tratar só com aparelho. Consulte um ortodontista.

  15. Olá Dra.
    Eu não tenho o dente incisivo lateral esquerdo, e no lugar dele tenho o canino, e no lugar que deveria estar o canino tenho um espaço. Gostaria de saber na sua opinião, o que eu poderia estar fazendo? Poderia estar juntando todos os dentes (o dente do lado do canino no lugar do canino, e deixar o canino no lugar que ele está mesmo, apenas gastando para mudar o formato)? Obrigada.

    1. Julia, se há espaço, a solução mais estética é “puxar” o canino para o lugar dele com aparelho e fazer um implante na ragião do incisivo lateral. O espaço pode ser fechado sim, mas esteticamente talvez não agrade você, seu sorriso pode ficar um pouco desviado para a esquerda e assimétrico. Sabe o Tom Cruise? 😉 É exatamente esse o caso, ele não tem o incisivo lateral esquerdo e fechou o espaço. Veja –> http://bit.ly/2bUV6Dj (note como o sorriso dele é “torto” para a esquerda).

  16. Olá Dra.
    Fui hj a uma avalição. Havia duas médicas comentando sobre um dente na lateral do siso superior.
    Uma comentou que parecia um conoide e a outra uma anomalia, sei lá, não entendi direito. Foi olhar no espelho agr pouco e vi, nunca tinha me dado conta disso, é tipo um dente que sobra, parecido com conoide, tem essa possibilidade de nascer um conoide sobrando próximo ao siso?
    Estou amedrontada, isso é normal? Sinto um pequeno incomodo com ele. E nao questionei as medicas pq acabei esquecendo. O que será isso?

    1. Edineia, pela sua descrição é um dente supranumerário (um “a mais” que o número normal de dentes). É comum que esse tipo de dente seja menor que o normal ou com anatomia alterada. Ele não é um problema em si, a não ser que esteja incomodando você. Dentes supranumerários são relativamente comuns na linha média e na região dos sisos, mesmo.

  17. Boa tarde Dra. Ana, tudo bem?

    Minha dúvida é quanto a dentes “a mais”! Meu filho (de 1 ano e 7 meses) possui 16 dentes, e agora esta nascendo o 17ª, porem, o dente que esta nascendo, ja nasceu! ele possui na parte superior da boca, os 2 incisivos centrais, os 2 incisivos laterias, os 2 caninos e 2 pre molares, porem agora agora esta nascendo mais uma dente incisivo lateral do lado esquerdo, ficando assim 1 incisivo central, 2 incisivos laterais, 1 canino e 1 pre molar (do lado esquerdo), do lado direito ha apenas 1 incisivo lateral (como deve ser). Não sei como devo proceder. É normal? Ele pode ter algum problema mais “grave”? Moro no interior e é muito dificil conseguir consulta com dentista pediátrico (aqui nem tem, na verdade), então gostaria de saber se é algo que eu deva procurar um dentista imediatamente, mesmo que não seja pediátrico (ou o mais breve possível) ou como devo proceder. Ele come super bem, e não costuma reclamar dos dentes (nem indicar dor, a principio). Espero ter conseguido me fazer entender!

    Sempre grata e parabéns pela iniciativa de auxiliar-nos em nossas dúvidas e anseios!

    Cordialmente.

    1. Boa tarde Priscilla, tomei liberdade em responder a pergunta feita a Doutora Ana.

      Responder sua pergunta sem fazer um exame clínico é meio difícil más vamos lá!
      Os dentes de leite no total por semiarco (dividindo o arco por lado esquerdo e direito) são: 1 incisivo central, 1 incisivo lateral, 1 canino, 1 primeiro molar e 1 segundo molar. Talvez este dente que nasceu não seja um lateral. Aconselho que leve seu filho em um dentista por mais que ele não tenha o título de pediatra para estar fazendo um exame clínico e dizer ao certo se seu filho está em dia com os dentinhos.

      1. Boa tarde Dr. Fabricio, tudo bem? Muitissimo obrigada pelo retorno imediato e atenção! Contatei minha dentista e levei meu filho hoje na consulta, e a princípo ele realmente tem este incisivo lateral “a mais”. Como resolução, ela me pediu para conversar com a pediatra dele para verificar se ha necessidade (e liberação da pediatra) para realizar uma radiografia panoramica (visando a pouca idade dele), para visualizar se este dente se trata de um dente extra, realmente, ou se seria so uma pontinha de calcificação, ou algo semelhante, que talvez possa ser extraido mais facilmente! Minha dentista que tambem tem um filho pequeno, acredita que seja melhor esperar pelo menos até ele formar 2 anos, para não receber uma dose de radiação tão pequeno (hj ele tem 1 ano e 7 meses) e por que a partir desta idade, já seria possivel visualizar a coroa dos dentes permanentes e ter uma ideia se ele pode ter ou não mais dentes na dentição permanente! Mas ela nunca tinha visto um caso assim antes, então não soube me dizer se, quando nascer a dentição permanente tem a possibilidade de haver um dente extra tb! O que me preocupou é que ela me disse que não é nada comum nascer dente a mais na 1 dentição, mas na permanente sim! E ela também não soube me dizer se ha problemas quanto a mordida/dentição atual dele em permanecer com este dente! Não sei se não pode “descarrilhar” a mordida por isso! Só consegui marcar consulta com a pediatra dele para o dia 22/09! será que posso esperar tanto tempo?
        Gostaria de parabenizar vocês do site, pela agilidade em responder e pelo carinho com o qual nos respondem!
        Sempre grata!

        Cordialmente,

        Priscilla Scisleski

        1. Olá Priscilla!

          Realmente é muito difícil de achar um supranumerário em dentição decídua. Pode ficar tranquila que não terá problema de aguardar ate a data da consulta. É sempre bom fazer um acompanhamento radiográfico até a troca dos dentes decíduos para permanentes para saber se na dentição permanente ele também vai ter esse supranumerário, e pode esperar a consulta do dia 22, sim.

          Obrigado pelas palavras… um abraço!

  18. Dra. Ana, obrigada por esse espaço e espero que a senhora possa me ajudar. Tenho 28 anos, e não tenho o dente lateral incisivo do lado esquerdo e tenho Ele pequenino do lado direto, e ele é de leite!!!!! Minha linha média é super torta e isso me deixa completamente e triste. Voltei de um intercâmbio para continuar meu tratamento pq esse dente do lado direito está muito molinho quase caindo. Esse dente não tem raiz. Logo vai ficar o buraco dele.
    Na verdade, eu não estou sentindo muito firmeza no dentista que está me tratando. Gostaria de uma opinião sua se possível.
    – Em relação a tempo (vou começar um curso no exterior e procurar uma solução que seja mais rápida pq eu não quero perder meu prazo) seria indicado eu abrir espaços e implantar esses dois laterais, ou (oq minha dentista quer fazer) fechar o buraco e transformar os caninos em laterais. (já extrai todos os meus sisos)??
    Qual seria o mais rápido? Quanto tempo a senhora acredita que vai esse tratamento? E qual ficaria mais bonito?
    Obrigada pela atenção, e sua ajuda irá me ajudar muito, pq estou bem chateada, parei meus estudos para voltar e terminar esse tratamento.
    Beijos
    Camila

    1. Camila, o mais rápido é fechar esses espaços com aparelho (o que levaria, talvez, 1 ano) e transformar os caninos em laterais, mas provavelmente a opção mais estética é abrir e fazer os implantes. Porém nem sempre dá pra escolher, cada caso é um caso, depende das condições do paciente. Converse com a sua dentista.

  19. Bom dia, minha filha tem 18 anos, um dente de leite superior não caiu, e na panorâmica o dentista viu que não existe o permanente e nem osso para fazer um implante, e que até para fazer o enxerto a situação era complicada porque existe um “túnel” até o seio da face, solicitou uma tomografia para analisar melhor, enfim, gostaria de sua opinião pois fiquei confusa quando ele disse que até para fazer o enxerto não dava, que as opções eram poucas, se tentasse fazer um implante do jeito que está certamente seria perdido por não ter onde fixar. Acontece que o dente de leite está com mobilidade e início de inflamação e dor.

    1. Sandra, não estou entendendo o que seria esse “túnel” do qual você fala. A tomografia é um exame completo que vai mostrar a situação real, mas via de regra é possível fazer enxerto ósseo, sim.

      1. Dra. Ana, obrigada pelo retorno!
        Segundo o dentista, acima do dente de leite não tem osso nenhum, o que dificulta o implante, que o espaço entre um dente permanente e outro é vazio, formando esse túnel que vai até o seio, para nós que não entendemos é difícil explicar com mais precisão, quando perguntei sobre a opção de fechar com aparelho, ele disse que também não resolveria, pois o aparelho traria os dentes até certo ponto, e quando não encontrasse osso não teria como prosseguir, mais ou menos como se estivéssemos andando e de repente faltasse chão.
        Enfim, fizemos a tomografia, estamos aguardando o resultado para nova análise e também vou procurar a opinião de outro profissional.
        Parabéns pelo seu trabalho, muito importante a ajuda que você nos dá!

  20. Olá doutora, queria tirar uma duvida com relação a mudança no perfil com a opção por fechamento de espaço de agenesia com o uso de ortodontia… que tipo de mudança pode ocorrer ou ser alterada no perfil exatamente com o fechamento de espaço? A forma da boca muda? Se o fechamento for na parte superior os labios inferiores ficaram menores?

    1. Ana, essa é uma pergunta impossível de responder sem analisar o perfil do paciente antes de tratar. Porque a indicação de fechamento ou implante depende tanto da oclusão (“mordida”) quanto do perfil facial do paciente. Pode haver mudanças na “forma da boca”? Sim. Se o fechamento for no arco superior, o lábio inferior não deve mudar em nada, a não ser que os dentes inferiores sejam “puxados pra dentro” de forma a compensar o menor perímetro do arco superior.

      1. E vc saberia doutora me dizer qual perfil é mais indicado pra o fechamento do espaço ? Quem ja tem a boca bem pequena fica feio o fechamento de espaço e os labios os superiores ficam menor ainda?

        1. Não, Ana. Essa é uma análise que não dá pra se basear no seu relato, é preciso ser presencial, analisar os exames, etc.. Cada caso é um caso.

  21. Olá Dra. Minha mordida é cruzada, tenho 24 anos e para ajudar na paronamica que eu fiz apareceu um dente incluso, o canino do lado esquerdo, meu dentista optou por colocar o aparelho no ceu da boca primeiro pra abrir um espaço, até pq meu céu da boca é fechado. Quarta irei colocar. Minha dúvida é… quando eu colocar o aparelho fixo q vou precisar fazer a cirurgia pra puxar o canino? Posso deixar ele onde está e colocar um implante no lugar do canino? Pq eu estou com muito medo dessa cirurgia, minha pressão caiu de tão nervosa que fiquei. Obrigada desde já.

    1. Sim Alexsandra, a cirurgia de tracionamento será feita depois da disjunção palatina. Você até pode fazer um implante em vez de tracionar o canino, mas aí terá que extrair o canino… não dá pra fazer o implante com ele dentro da gengiva. A cirurgia de tracionamento é mais simples que a extração e, se seu dente está bem posicionado, acho uma ótima ideia tentar. Fique tranquila, confie no seu dentista.

  22. Bem doutora,
    Tenho 17 anos e o meu dente incisivo central direito nasceu acima da gengiva e no lugar que era pra ele nascer, nasceu um dente bem fino que parece com um canino. Já fui ao dentista e ele me disse que para o meu dente voltar ao lugar e necessario extrair o dente de baixo e depois colocar aparelho. Mas tenho medo desses dentes terem a mesma raiz e acarretar algum tipo de problema. Ou esse tipo de coisa nao acontece e é so extrair o dente e usar aparelho e pronto? O que eu faço doutora?

    1. Maria Vitoria, é como o seu dentista disse: esse dente, que é um supranumerário (um a mais do que o número normal de dentes), precisa ser extraído pra que o seu incisivo central se alinhe aos demais. Confie no seu dentista.

        1. Leonardo, uma coisa não tem a ver com a outra. Se você tem osso suficiente na região pra fazer um implante (creio ser essa a intenção da sua pergunta), não há necessidade de enxerto ósseo.

  23. Olá Dra. Bom, meu caso é assim, tenho um dente em cima dos incisivos centrais, meu dentista disse que temos q extrair, mas para isso terei que perder um incisivo, e necessário essa cirurgia ou posso deixa-lo ali?
    Grata. Bjo

    1. Amanda, depende. Se pra extrair esse dente é obrigatório que você perca um incisivo, me parece que o melhor é não fazer nada. Mas eu não conheço o caso, não examinei você, não vi seus exames. Pode haver algum motivo para a extração que eu desconheça.

  24. Oi boa noite,
    Terei que fazer a extração dos meus dois caninos inferiores, tem algum problema em ficar sem eles ? A retirada deles foi aconselhada pelo meu dentista para colocar aparelho. Pois tenho medo de retira-los e ter problemas…

    1. Bruno, se é com indicação ortodôntica e esse espaço será fechado depois com o aparelho, sem problema.

  25. Olá doutora!
    Gostaria de uma orientação. Meu dente incisivo lateral esquerdo está completamente atrás do canino e do incisivo central, entre os dois… O meu incisivo central é coroa, já o perdi ha algum tempo, gostaria de saber se é possível fazer algum tratamento que seja breve, ou se no meu caso só aparelho mesmo? Queria algo que resolvesse a estética do meu sorriso o mais rápido possível.

    1. Flavio, uma opção rápida é extrair o incisivo lateral e “transformar” o canino em lateral com restauração. Não é a solução mais interessante do ponto de vista estético, o ideal seria alinhar o incisivo lateral ao arco. Sugiro a avaliação de um dentista especialista em estética (Dentística).

  26. Boa noite.
    Eu tenho 24 anos e nasci com o céu da boca fechado e meus dentes nasceram tortos até demais. Estava tratando, inclusive cheguei a colocar aparelho ha cinco anos atrás, porém tive uma anorexia e bulimia e acabei estragando muito os meus dentes por causa dos vômitos. Tive que fazer canal e dois deles me deram tanto problema que acabei tendo que extraí-los. Agora tenho doze dentes em cima e quatorze embaixo. Meu dentista disse que podemos colocar dois implantes em cima ou extrair dois dentes embaixo, e fiquei de pensar o que seria melhor. Acontece que já sofri bastante com esses dentes e minha autoestima vai lá em baixo toda vez que eu vejo a dificuldade de ter um sorriso bonito, normal, como o das outras pessoas, então queria a opção melhor esteticamente falando e a mais rápida. O que vc me aconselha?
    Me diga, é possível ter um sorriso perfeito com apenas 28 dentes na boca?

    1. Sim Karina, é possível ter um belo sorriso até com menos de 28 dentes. A solução mais estética e mais rápida é fazer implantes. Fechar os espaços com aparelho é – em tese – possível, mas isso pode demorar mais e deve mudar um pouco o seu perfil facial (não sei se, no seu caso, isso seria bom ou ruim, varia com a situação).

      1. Ana, muito obrigada pelos esclarecimentos. Estava aqui lendo sua resposta e percebi que me equivoquei na pergunta. Na verdade se fizesse a extração, ficaria com 24 e não 28 dentes como disse anteriormente, pois tenho 14 embaixo e 12 em cima. Mesmo assim seria possível ter um belo sorriso?

  27. Na verdade quando eu fui fazer a radiografia, eu não vi nenhuma imagem dela, porque a radiografia é enviada por e-mail para o consultório (a radiografia não tira no mesmo lugar do consultório, mas os dois lugares estão “ligados”). Devo perguntar a minha Dentista se na radiografia mostra o dente está dentro da gengiva?

  28. Meu caso é como mostrado acima na foto, mas do lado direito, ainda tenho o dente de leite canino, devo retira-lo e implantar outro? Tenho 19 anos…

    1. Depende, Letícia. Eu sugiro a avaliação de um ortodontista. Pode ser possível tanto abrir o espaço e fazer implante quanto fechar o espaço com aparelho. O que é mais fácil e/ou mais recomendável do ponto de vista estético, depende do caso. A canino de leite, se não extraído agora, vai acabar caindo um dia.

  29. Olá, tenho 15 anos e meu canino esquerdo superior ainda não nasceu, na verdade eu nunca tive para poder arrancá-lo e ele nascer permanente, só tenho o canino direito (na parte superior, porque os inferiores estão ok!). Eu uso aparelho, e não sei se falta espaço para o dente nascer. Também já usei o Hyrax, para espandir o céu da boca, mas não sei o que faço, e se ele não nascer?
    Qual a sua opinião, Doutora?

  30. Querida Dentista Ana Tokus,

    Serei breve, e creio que minha pergunta seja como a da maioria, mas algo não me ficou claro.

    Meu problema está na ausência do incisivo lateral esquerdo. Ele de fato não existe. Já fiz a documentação completa. Passei por uma avaliação para saber se é possível o alinhamento da linha média, pois isso muito me desconforta.
    A linha média está voltada para a esquerda. Porém já tenho 30 anos. Passei por dois dentistas. Um cobrou algo muito acima do orçamento e diz que é possível, sim, alinhar os dentes. Trazer a linha média para o lugar, até recomendou um mini implante; o outro diz que será uma soma gasta em vão, pois não há possibilidades de fazer com que o aparelho me traga o resultado desejado. Visto que eu queria abrir espaço para pôr uma prótese (o incisivo lateral) e assim trazer a linha média para o centro.

    Gostaria muito de saber vossa opinião.

    Atenciosamente, agradeço.

    1. Meyre, deve ser mais fácil corrigir a linha média se for feita a abertura do espaço do lateral esquerdo e o implante. Possível, é. O segundo dentista sugeriu o quê?

      1. Disse que não seria algo possível. E disse que poderia extrair o outro incisivo e colocar o canino no lugar.
        Mas a linha média não ficaria boa, segundo ela.
        Eu não quero extrair o incisivo. E ela praticamente foi contra a alternativa do primeiro dentista.
        O desvio da linha média é de 1 cm. Estou nesse impasse. Não sei se a primeira ou a segunda opção é a melhor.

        Agradeço pelo feedback!

        1. Compreendo. Bom… temos um dentista que diz que resolve e outro que diz que não resolve. Se você estiver disposta a tentar, ok. No máximo a linha média vai continuar um pouco desviada, mas deve melhorar.

  31. Ola doutora, meu nome é Jessica, tenho 15 anos e meu problema é exatamente igual o da primeira foto. Já fui no dentista e eles disseram q não tenho o dente incisivo esquerdo e nem espaço para abrir e por implante. O problema é que minha arcada dentaria está toda para a esquerda. O que você me aconselharia a fazer?

    1. Jessica, uma possibilidade é extrair o outro incisivo, fechar os espaços, e acertar a linha média. Ou abrir para implante do incisivo que você não tem e, havendo necessidade de espaço, extrair 2 pré-molares, por exemplo. Procure um ortodontista pra avaliar.

  32. Olá! doutora, eu tenho 3 dentes de leite, o incisivo lateral superior, que vc já disse que ele já devia ter nascido ha muito tempo! Vc disse q pode ser agenesia de incisivos laterais, porque eu só tenho esse incisivo que está mole, e do outro lado tem o canino no lugar do incisivo ! COMO EU TAVA DIZENDO: Eu tenho 3 dentes de leite, os caninos, um inferior e um superior, e esse “incisivo lateral”. Eu queria saber se eu posso colocar aparelho fixo mesmo com dentes de leite? Ou os dentistas vão arrancar os dentes de leite para eu colocar o aparelho fixo?

    1. Ana, se o problema for agenesia mesmo, o aparelho até pode ser instalado com os dentes de leite em boca, mas em algum momento do tratamento ortodôntico certamente eles serão extraídos.

  33. Preciso de ajuda! Meu problema é igual ao da primeira foto, falta do incisivo lateral no lado esquerdo. Porém de uns meses para cá, meus caninos estão apertando os outros dentes e entortando os da frente, levantando a ponta e fazendo subir um por cima do outro. Nesse caso, devo usar o aparelho para alinhar? Minha dentista não me deixou segura. Tenho medo de abrir os espaços que estão fechados, por outro lado, sinto os dentes se juntando e apertados, com dificuldade ate para passar o fio dental. Tenho 40 anos.

    1. Cristiane, sua dentista sugeriu que você use aparelho? Pelo seu relato, me parece que você pode se beneficiar de um tratamento ortodôntico, sim. Se os espaços abrirem, eles serão fechados novamente.

  34. Boa noite, tenho os dois caninos no lugar dos incisivos laterais, logo de um lado me falta um dente (que tinha que ser o canino) e do outro tenho um dente pequeno e pontudo. Tenho 18 anos e não gostaria de colocar aparelhos, o que a senhora me indicaria? Já pensei em colocar lentes/facetas em cima desses caninos que estão no lugar errado, ou então desgasta-los e fazer algo, realmente não sei… Quais são as soluções para esse problema?

    1. Juliana, pelo que entendi você não tem um incisivo lateral, e o outro é conoide. Sugiro a avaliação de um dentista especialista em estética (dentística). A solução pode contemplar uso de aparelgo ortodôntico, facetas, coroas… depende do caso.

  35. Olá Dra. Ana! Então, eu estou com um incisivo lateral superior mole e já tenho quase 13 anos, isso é normal? E se eu rancar ele vai nascer outro ?
    OBS: Eu tenho absolutamente certeza que ele é de leite! E também eu não tenho o incisivo lateral de um lado, do lado do incisivo central já é o canino, eu só tenho (um) incisivo lateral e é esse que está mole!

    1. Ana, provavelmente você tem agenesia de incisivos laterais permanentes, porque na sua idade eles já deveriam ter nascido faz tempo. Em resumo: você não tem incisivos laterais permanentes (suponho), e isso é relativamente comum. Procure um dentista pra avaliar, uma radiografia panorâmica vai esclarecer isso.

        1. Ana, nem uma coisa nem outra. Eles até podem estar impactados, mas é incomum em caso de incisivos laterais… o mais provável é a agenesia, mesmo. Mas você não tem que ficar “banguela”, os espaços podem ser fechados com aparelho ou abertos, também com aparelho, pra se fazer implantes.

          1. Se caso for agenesia mesmo, e fechar os espaços com os caninos, tem como os caninos virar incisivos laterais ? E é mais caro ou mais barato do que um implante dentário?

  36. Bom dia, meu nome é Elisandra, sou mãe de Heloísa de 2 anos e 9 meses, dia 11/06 foi a sua primeira consulta com odontopediatra, e na hora que a Dra. viu os dentes da minha filha perguntou se havia batido a boca, se chupava chupeta ou o dedo, minha resposta foi não, saiu da mamadeira com 2 anos. Ela afirmou que minha filha tem agenesia dos 2 incisivos centrais inferiores, fiquei surpresa, eu percebi que os dentes eram bem separados, mas não imaginei que não existiam dois. Enfim, pediu uma radiografia panorâmica, vou fazer no sábado agora.

    Minha pergunta é?

    *Se houver o dente, ele saíra com os permanentes?
    *Caso não tenha mesmo o dente, terá que fazer um implante ou dá para corrigir com aparelho?
    *Qual a causa disso, pq não nasceram?

    Obrigada pela atenção.

    1. Elisandra, considerando ser agenesia mesmo, os dentes não nasceram porque não se formaram. Acontece. Isso não quer dizer que os dentes permanentes não vão nascer normalmente… isso deve acontecer. Não é caso de implante e, se fosse, só seria possível fazer depois dos 18 anos da Heloísa. É 99% de certeza de que esses dentes de leite não existem, mesmo. Também não é caso de aparelho. Só acho BEM complicado de fazer a panorâmica na idade da sua filha, acho altamente improvável que ela fique totalmente imóvel por 20 segundos, que é o tempo que demora a tomada radiográfica. Eu recomendaria uma radiografia oclusal mandibular com filme periapical de adulto, já vai mostrar o que é preciso ver. Converse com a dentista.

      1. Então poderá nascer o permanente mesmo não tendo o de leite? Realmente vai ser bem difícil essa radiografia, fui no sábado depois da consulta, só que não quis morder o aparelho, decidi voltar no outro sábado, até pq na consulta ela ficou quieta e deixou a Dra. ver bem, e até passou o fluor, vou tentar, caso não consiga vou pedir esse que a Dra. me indicou, agradeço pela atenção, foi muito útil, estava bem preocupada.

  37. Olá Drª, o meu caso é exatamente igual ao da primeira imagem, no caso ja fui em dois dentistas, que me deram basicamente a mesma opção de tratamento, de arrancar o lateral que ficou, trazer o canino para o lugar desse lateral e fazer a modificação dos caninos com a maquininha. E na segunda opção de arrancar o dente do lado do canino para poder abrir espaço e colocar uma protese ou implante do lateral que não nasceu (nessa segunda opção o problema é ficar com a janela rsrs). Outra dúvida é que o 1º dentista disse só colocaria a parte de baixo após 6 meses e no 2º ele disse que no max 1 mês depois ja colocaria, to confuso doutora, me ajuda e a senhora tem foto do final do tratamento da primeira imagem? Desde já obrigado!!

    1. As duas soluções são legítimas, Gabriel. Extrair o lateral, fechar o espaço e transformar os caninos em laterais é uma solução mais barata e mais rápida, mas um pouco menos estética. Vai muito do que você deseja. Com relação à instalação da parte de baixo do aparelho, depende do plano de tratamento de cada ortodontista. Não, eu não tenho a foto final, aliás, nem sei se esse paciente fez algum tratamento depois dessa foto ou se ficou assim mesmo.

  38. Dra, tenho 30 anos e meu 2º pré molar que era de leite caiu. Não tenho o dente permanente. É possível colocar uma prótese fixa (sem ser implante?) ou tentar ocupar o espaço com uso de aparelho ortodôntico?
    Obrigada.

  39. Ola, tenho 15 anos e vou colocar aparelho pq meus dentes de cima sao separados, e hoje fui ao dentista, ele falou que nao nasceu destes, eu com essa duvida vim aki na net procurar e eu nao tenho os dentes canino lateral, por isso meus dentes de cima ali perto onde deveria ter esses dentes sao separados, pq esses 2 dentes nao nasceram? E tem como arrumar sem implantar?

    1. Isso se chama “agenesia”, Douglas. Acontece. Seus dentes não se formaram. Outra possibilidade é que eles existam mais estão “presos” dentro da gengiva. Dependendo do caso, dá pra fechar os espaços com aparelho. Procure um dentista / ortodontista pra avaliar.

  40. Olá Doutora. Tenho 21 anos e ainda tenho um dente de leite (canino), o outro dente canino já caiu. Comecei a usar aparelho para poder fechar a janelinha deixada pelo canino, usei durante 5 anos e fechou, mas agora sinto que o outro dente canino de leite está amolecendo, tendo em vista que o meu o aparelho não deixou uma aparência boa nos meus dentes, deixado espaços e mordida desalinhada, posso colocar aparelho de novo para fechar a outra janela caso o canino caia? E se sim, poderia utilizar qualquer aparelho ou teria que ser outro que não agrida tanto as raízes dentarias, sabendo que minhas raízes já estão bastantes danificadas devido ao uso do aparelho por muito tempo?

    1. Elisangela, em princípio, pode sim. Mas eu não sei o que você quer dizer com “raízes danificadas”… se houver reabsorção radicular, usar aparelho pode aumentar essa reabsorção e você acabar perdendo alguns dentes. Nesse caso, fica contraindicado o uso de aparelho (qualquer tipo). Enfim… procure um ortodontista pra avaliar.

  41. Olá Dra, tenho um incisivo lateral a mais na minha boca, com ele tenho 5 dentes entre as “presas”, aparentemente também tenho mordida profunda, não uso aparelho, estou com muita vontade de entrar na PM, porém nos editais dizem especificamente que alguns problemas odontológicos resultam na reprovação, o que você me recomendaria para eu resolver meu problema o quanto antes ? Desde já, obrigado !

    1. João, procure um dentista e faça uma avaliação geral. Não sei que problemas especificamente seriam impedimento pra que você entrasse na PM, mas creio que um dente supranumerário não seria. Nem a mordida profunda.

  42. Olá Dra,
    Tenho 22 anos e um dente segundo pré-molar direito superior mal posicionado, entre o primeiro pré-molar e o primeiro-molar, sendo que por trás e juntinho, em “direção ao palato”, entende? E tenho muita vergonha disso, pois não posso abrir a boca livremente sem que ele apareça. Ressalto que não há o espaço que ele deveria ocupar, mas há sobra de “gengiva” lá atrás da arcada. Alguns dentistas me orientaram a extrair este dente mal posicionado, outros me orientaram a fazer tratamento ortodôntico e cheguei a um ponto que não aguento mais este dente. Não gostaria de usar aparelho ortodôntico, mas já não me sinto bem com essa aberração. Acredito que extração não interfira na mastigação, pois ele mal posicionado também não ajuda. Esteticamente é muito incômodo, mas receio que se eu extraí-lo sem fazer tratamento ortodôntico seja um grande erro dos pontos de vista funcional e estético, pois quando sorrio em seu lugar aparece o primeiro molar. Nesse caso seria possível um tratamento ortodôntico com aparelho lingual? E existe alguma maneira de não ficar com “janelinha” quando, se for o caso, tracionar os molares para trás? Enfim, gostaria de saber sua opinião e desde já agradeço muitíssimo a sua atenção.

    1. Carla, depende de quão mal posicionado esse pré-molar está. Tanto extrair quanto abrir espaço pra alinhá-lo são opções, em princípio, viáveis. O ideal (em tese): abrir espaço e alinhá-lo. Mas se esse alinhamento for muuuuuito complicado, melhor extraí-lo e fechar o espaço com aparelho, mesmo. Esteticamente não faz muita diferença. Acho complicado usar aparelho lingual nesse caso, mas se algum ortodontista achar que dá, ótimo. Vai ficar uma “janelinha” sim caso você opte pelo alinhamento, mas é numa posição mais ou menos discreta, felizmente.

  43. Minha filha tem agenesia de laterais superiores, a opacas foi colocar os caninos no lugar, mas agora com 23 anos os dentes estão abrindo um espaço e ela queria abrir espaço e implantar os laterais, isso é possível?

    1. Catarina, acho que o corretor “bagunçou” um pouco a sua pergunta. 🙂 Pra eu entender: os espaços dos laterais foram fechados com aparelho e agora sua filha quer abrir novamente e fazer implantes… é isso? Se sim, sim, é possível. Mas é preciso avaliar a viabilidade no caso dela em específico. Procurem um ortodontista pra avaliar.

    2. Boa tarde. Fui à urgência e o dentista tirou-me o incisivo esquerdo. Agora o canino parece ter aumentado de tamanho 2 vezes, faz-me impressão o posicionamento do lábio superior e até me dá dores de cabeça. E muito desconfortavel… Estou desesperada… Isto vai melhorar? Que fazer?
      Obrigada.

      1. Cristina, essa extração é recente? A sua preocupação é estética? Já procurou um dentista pra substituir esse dente proteticamente? (só pra eu entender o caso)

        Quanto à dor, pode haver uma infecção, alveolite… depende. Seria bom reavaliar.

  44. Olá! Eu tenho mais dois dentes incisivos, um de cada lado (no lado superior da boca), quando vou no dentista e falo eles falam que um deles é dente de leite, mas eu tenho certeza absoluta que não são de leite. O que eu faço?
    Obrigada pela atenção.

    1. Eduarda, entre a certeza do dentista e a sua, eu fico com a do dentista, que tem maior conhecimento técnico a respeito. Você diz que um não é de leite… e o outro? Outras hipóteses: incisivos laterais permanentes conoides OU dentes supranumerários. Me manda uma foto do seu sorriso. –> [email protected]

  45. Boa tarde,
    Meu caso é um pouco complicado, iniciei meu tratamento em 2009, mas meu dentista não me falou qual tratamento iriamos fazer e nem quanto tempo levaria para finalizar, e por fim usei aparelho por 6 anos, pois meus incisivos centrais tinham espaços devido a falta do meu incisivo lateral direito, apos 5 anos de meio resolvi questiona-lo o porquê de tanta demora para finalizar meu tratamento e pedi para ver a minha radiografia, e realmente foi contatado que eu não tinha incisivo lateral e que ele nem se atentou a isso, ele me deu a opção de abrir espaço para implantar o incisivo lateral ou retirar o fixo, então decidi tirar o aparelho fixo e passaria a utilizar o móvel por 2 anos, faz 5 meses de estou utilizando o móvel, mas como dói muito não consigo utilizar por 1 hora, e está abrindo espaço no meu incisivo frontal de novo, minha dúvida é: sera que usando o móvel obterei resultado mesmo ou será necessário o implante ??

    1. Daniela, o aparelho removível não vai movimentar os seus dentes, só mantê-los onde estão. A ideia é estabilizar o resultado obtido com o aparelho fixo. Ao meu ver, no seu caso, o ideal seria o implante, mesmo.

  46. Olá doutora. Meu nome é Jaqueline, tenho 20 anos. Estou usando aparelho ha 5 meses, eu tenho a ausência dos incisivos, eu optei pela opção de apenas juntar os dentes e supostamente transformar o canino em incisivo, mas tenho dúvidas se esse processo pode me prejudicar, posso ficar tranquila em fazer?

    1. Jaqueline, prejudicar como? Esteticamente é mais favorável fazer implantes, mas transformar os caninos em incisivos laterais também é uma solução viável, que não traz prejuízo, em si.

  47. Oie, tudo bem? Eu queria esclarecer uma dúvida. Tenho doze anos, tenho todos os dentes, menos os dois incisivos. Na minha boca sobra um espaço discreto, mas me deixa muito envergonhada e desanimada. O que eu posso fazer? Beijos e boa noite.

    1. Gege, peça que um responsável acompanhe você a um ortodontista pra avaliar. Imagino que você esteja falando dos incisivos laterais, não é incomum que eles não se formem. As possibilidades são: fechar o espaço deles com aparelho e “transformar” os caninos em laterais com restauração ou prótese OU abrir o espaço adequadamente, com aparelho também, pra fazer implantes quando você tiver uns 18 anos. Até lá, usar prótese removível.

  48. Olá doutora! Eu tenho 16 anos, e uso aparelho fixo há cerca de 1 ano, durante processo do tratamento eu descobri que tinha os dois caninos impactados, e foi necessário abrir um espaço para que um deles pelo menos, desse um sinal de vida, e deu certo, porque ele está descendo sozinho! Mas o outro canino continua impactado, está lá! Mas mesmo com um espaço exagerado, ele não desce! Minha dentista já me alertou sobre a cirurgia que puxa o dente para o seu devido lugar, mas eu tenho certeza que o valor da cirurgia é muito alto! Não teria mesmo, nenhuma outra chance de eu preencher esse espaço? Acho muito feio, me incomoda bastante! É possível “transformar” o dente seguinte em canino? Puxá-lo para o espaço aberto e ocupar o espaço do canino? Esteticamente ficaria esquisito? Acho que sim, mas eu não sei mais o que fazer!

    1. Priscila, se o canino incluso estiver bem posicionado dentro da gengiva, a melhor opção é tracioná-lo com o aparelho. Você mantém seu dente e, esteticamente, problema resolvido. Você diz que “tem certeza” que a cirurgia é cara por que já sabe o valor ou está supondo? Porque, ok, pode não ser barato, mas o benefício é grande. Sim, é possível transformar o pré-molar em canino e fechar o espaço, mas isso exigiria uma cirurgia de extração do canino (que vai ter custo parecido com a cirurgia de tracionamento) e o resultado estético seria pior. Assim… se fosse EM MIM, em condições favoráveis, eu faria o tracionamento.

  49. Olá Dra… adoro seu site… estou sempre por aqui lendo seus posts. Parabens…
    E pela segunda vez venho tirar minhas duvidas. rs…
    Eu coloquei aparelho faz uns 3 meses por conta dos caninos que nao era alinhados apenas, foi por estetica mesmo, e em um mes eles desceram, fiquei super feliz… em contrapartida os incisivos laterais ficaram espaçados. Ela colocou aquele elastico entrelacado, ajudou um pouco, porem continua com espaco. A dentista disse que existem uns espacos que vão ficar mesmo. Porem antes d eu colocar o aparelho nao tinha esses espacos. Fora isso, eu sempre tiro foto do ceu da boca para ver como esta o alinhamento, e na minha visao os incisivos nao estao alinhados com os demais e sim mais a frente dos centrais… fui tirar a duvida com ela achando q com o tempo eles fossem voltar ao lugar e ela disse que nao, que vao ficar assim… mais uma vez estou desesperada pq to achando esquisito isso. O q faço… to desesperada… todo dia tiro foto dos meus dentes pra analisar. Eu gostaria mto da opiniao de um outro profissional. Obrigada.

    1. Obrigada, Bianca. 🙂 Então… se você quer a opinião de outro ortodontista, faça isso… procure outro pra avaliar. Pelo que entendi o resultado é diferente do que você esperava, mas tenha em mente que o que você esperava pode não ser o que a sua dentista tinha planejado. Por isso é tão importante que haja diálogo durante o tratamento, pra que as suas expectativas e os objetivos do tratamento combinem o máximo possível.

  50. Caramba, que interessante esse processo de Tracionamento. Não conhecia!
    Tenho a ausência de TRÊS dentes permanentes, sendo que um já caiu ha anos, e com o aparelho será fechado o espaço…
    Os outros dois ainda eu possuo o dente de leite, já que o permanente não empurrou eles para fora! Um deles removi início desse mês pois viria a atrasar os resultados do tratamento ortodôntico, o outro está bem posicionado e será mantido até o fim.

    Antes de fazer Raio X, minha médica falou da possibilidade de ele ainda não ter saído apenas, e poderia ser “puxado” com o aparelho, mas pesquisando na internet aparenta ser melhor fazer um implante (questão de dorzinhas).

  51. Olá doutora, eu tenho várias dúvidas, mas no entanto vou explicar primeiro a situação, eu não tenho um incisivo central… Isso mesmo, central, o problema é que eu não sei se eu nasci sem ou se pode ser o “trauma” que os dentistas falam, queria saber se tem possibilidade de ele estar no meu osso ou vou ter que colocar implante ? O que pode ser feito ?

    1. Existe a possibilidade dele estar “no osso” sim, Fábio. Uma radiografia panorâmica vai tirar essa dúvida. Se realmente você não tiver o dente, será preciso implante (ou outro tipo de prótese). Já se o dente existir, é preciso identificar a causa dele não ter nascido. Pode ser possível ou não “puxá-lo” pra fora com aparelho, um processo chamado “tracionamento”. Procure um dentista pra avaliar.

  52. Olá doutora. Descobri com 17 anos que tinha ausência do incisivo lateral, tirei RX e ele não existe, meus dentes já estavam bem desalinhados todos para o lado esquerdo onde havia essa falta do dente, coloquei aparelho somente aos 22 anos e a dentista disse que por causa da minha idade não dava mais para abrir espaço e colocar uma prótese, que era o que eu queria fazer, ela disse que teria que fechar o espaço alinhando os dentes e transformando meu canino esquerdo em incisivo, fiquei 4 anos com aparelho e ela lixou meu canino deixando mais curto para ficar igual ao meu incisivo direito, até que ela finalizou o processo, mas eu não estava satisfeita, pois ainda não estava totalmente alinhado. Ela disse que alinhou com a linha do meu nariz, aí então ela percebeu que meu nariz é um pouco torto para o lado esquerdo, realmente olhando de cima estava alinhado com o nariz, mas com minha boca não, eu ainda sorria e eles ficavam mais para o lado esquerdo. Tirei o aparelho e estou ha quase um ano sem o aparelho e agora estou com os dentes ainda desalinhados e com um espaço na parte esquerda. Gostaria de saber se mesmo eu estando com 27 anos ainda poderia optar por abrir o espaço e colocar o implante?
    OBS: meus caninos agora estão diferentes, já que a dentista tentou transformar ele em incisivo, mas meu incisivo direito é bem pequeno comparado aos outros dentes, então meu canino virou um “canino sem ponta”, e tbm ela pediu para que eu extraísse todos os cisos.

    1. Luciana, pode ser possível abrir esse espaço, sim. Não deve ser muito fácil, mas é uma possibilidade. É questão de você encontrar um ortodontista disposto a isso.

  53. Boa tarde Doutora, nasci com todos os dentes porém sem espaço algum. Sendo assim, removi o incisivo lateral superior direito por estar no “céu” da boca e estou quase no fim do meu tratamento com aparelho. Ainda não me sinto seguro em sorrir e sinto uma falta enorme do incisivo pra alinhar meu sorriso com a ponta do nariz.

    Minha pergunta é: mesmo que eu transforme o canino em incisivo, meu sorriso continua “feio” ou passa sem percepção? Minha dentista disse que é impossível meu sorriso ser na mesma linha da ponta do nariz pela remoção do incisivo lateral, isso é verídico? Quando vou tirar foto vejo um lado do rosto diferente do outro na região do maxilar. Já descruzei mordida com elásticos também.

    1. Gabriel, é verdade… se você tem o incisivo lateral de um lado e não tem do outro, haverá um desvio de linha média. O exemplo clássico e “famoso” disso é o sorriso do Tom Cruise, que não tem o incisivo lateral esquerdo –> http://img.ibxk.com.br/2014/05/06/06174132863769.jpg?w=1040 . Sim, é possível transformar seu canino em lateral, mas ele ainda será um pouco diferente do lateral do outro lado. Pode ficar muito bom, mas perfeito não. Se esse desvio de linha média incomoda você, converse com a sua dentista sobre as possibilidades de resolvê-lo (que vão desde implantar o incisivo perdido – o que daria um trabalhão a esta altura – até extrair o do outro lado).

  54. Doutora, eu nao tenho o incisivo lateral superior do lado direito, na verdade nunca tive, é igualzinho a foto que mostra acima.

    1. Ok. Então procure um dentista pra avaliar se esse dente não existe ou se está impactado dentro da gengiva.

  55. Olá, Dra.! Eu gostaria de saber se o dente conóide pode ser retirado e depois usar aparelho ortodôntico para ficar simétrico.

    1. Pode, João. Mas se você só tem 1 lateral conoide, há a opção de restaurar o dente conoide e abrir espaço para implante do outro lado, também. É questão de conversar com o seu dentista.

  56. Olá Dra. Ana, tenho um espaço entre os incisivos central e lateral que faz com que pareça que tenho uma cárie, isso me incomoda muito. Já fiz tentativas de restaurar e reduzir mas não fica bom. Existe alguma forma de recompor essa “falta” de gengiva? Indica algum local em Curitiba?

    1. André, pelo que entendi falta a papila interdental. É uma situação um pouco mais complicada de se resolver, mas acho que vale a avaliação de um dentista especialista em gengiva (periodontista). Em Curitiba sugiro o Dra. Adriana Bueno Batista (Av. Ver. Toaldo Túlio, 3158 – São Braz, fone:(41) 3092 2220)

  57. Boa tarde!
    Tenho um canino esquerdo incluso horizontalmente, e este está muito perto dos dentes incisivos e por isso tenho alguns espaços entre os dentes do lado esquerdo. A minha dentista recomendou a extração desse dente incluso para depois puxar todos os dentes.
    A minha dúvida é, será que optando por esse procedimento o resultado final será satisfatório? Há outra possibilidade?
    Agradeço desde já.

    1. A outra possibilidade é o tracionamento, Eduarda. Ou seja: “puxar” o canino com aparelho. Mas se sua dentista não sugeriu isso, provavelmente o canino não está bem posicionado, então não seria possível no seu caso. Mas converse com ela sobre a possibilidade.

  58. Boa tarde, Dra. Ana Tokus.
    Minha filha tem 14 anos e tem uma certa “neurose”, por conta desse tal dente “incisivo lateral”, nao sorri na frente das pessoas, nao tira fotos sorrindo e por aí vai.
    Já levei ao dentista, ele fez o raio x e o mesmo não acusou raiz do dente, e ele disse desses dois procedimentos que a Dra. mencionou na matéria, mas eu vi que na matéria diz que o melhor procedimento seria o implante, porém não tenho condições, pq cada dente é na base de 1500,00 reais. Eu queria saber se o segundo procedimento, que é colocando o aparelho, também é eficaz e se eu posso fazer, sem medo de me arrepender mais tarde.
    E outra pergunta, colocando o aparelho, vamos dizer, no começo do mês de março, quanto tempo (+/-) leva pro canino ir pro lugar do incisivo?
    Desde já agradeço !!

    1. Geiza, fechar os espaços com aparelho é uma opção válida. O melhor seria o implante por uma questão estética, porque o canino é um dente bem diferente do incisivo lateral… mas sempre há a possibilidade de se “transformar” os caninos em laterais com restaurações ou coroas. Fica difícil eu dar uma previsão de tempode tratamento porque eu não conheço os detalhes do caso, depende do tamanho do espaço, também. Mas eu diria que, no mínimo, 6 meses.

  59. Boa tarde, como na primeira foto, eu também não tenho um incisivo lateral.
    Gostaria de saber que especialidade de dentista procurar para transformar canino em incisivo lateral.

    Grata.

  60. Boa tarde Dra. Ana, ha alguns dias atrás fiz uma pergunta, hoje tenho outra, realizei a extração da raiz do dente que perdi quando pequena. Gostaria de saber quanto tempo pode levar aproximadamente para cicatrizar e também gostaria de saber se ja posso colocar o aparelho.
    Grata.

    1. Sabrina, entre 1 semana e 1 mês já há uma boa cicatrização inicial… aí já dá pra instalar o aparelho. Já a cicatrização em nível ósseo, deve levar meses.

        1. Pode ser instalado já, sim. Se for necessário algum cuidado especial durante na movimentação por causa da extração, seu dentista estará atento.

  61. Boa tarde Doutora Ana, quando pequena caí de um balanço, e estava nascendo o dente da frente (incisivo central ?), quando caí ele quebrou, ficando somente a raiz. E o espaço que tinha ficado ali, fechou. Ha algum tempo fiz uma panorâmica, nela mostrou a raiz do dente. Então agora irei realizar um cirurgia para remove-la. Pois bem, fui ao dentista e ele transformou o incisivo lateral em um incisivo central. Gostaria de saber sua opinião, se colocando aparelho, e abrindo um espaço eu consigo colocar um implante para que fique dois incisivos laterais ?

  62. Dra. Ana!! Meu caso é o seguinte… quando sorrio não consigo encontrar harmonia facial, tenho a sensação de que o meu sorriso está mais para lá do centro e acaba ficando estranho!! É bem pouco, existe tratamento para isso? Valeu 🙂

    1. Bernardo, a primeira coisa é identificar a causa disso: pode ser um desvio de linha média (então a causa seria de posicionamento dentário), pode ser muscular, pode ser uma assimetria óssea. Nós três casos, há tratamento. Sugiro a avaliação de um ortodontista.

  63. Olá Dra. Ana, estou com uma dúvida! Os dentes molares do lado direito estão inclinados como se estivessem virados pressionando a bochecha, quando mastigo nessa região não sinto confortável, obrigada desde já, tenho 14 anos.

    1. Milena, se acontece sempre de você acabar mordendo a bochecha, seria bom consultar um ortodontista. Pode haver indicação de aparelho ortodôntico, pra posicionar melhor esses dentes e você parar de morder a bochecha.

  64. Oi Dra., meu incisivo central é inclinado e um pouco separado, o uso do aparelho pode solucionar isso? Quando eu sorrio noto que os incisivos centrais parecem ser tão grandes, como saber se o meu dente é realmente grande ou se é questão de alinhamento… Os incisivos centrais chamam atenção, porque no geral meus dentes são pequenos e eles são enormes. Agradeço.

    1. Ricardo, via de regra o problema é de alinhamento e de projeção dos incisivos pra frente. O dentista / ortodontista, ao avaliar, vai esclarecer se é realmente isso. Sendo, a correção se faz com o aparelho ortodôntico.

  65. Bom dia Dra, tenho 16 anos e estou com uma assimetria no meu rosto. Desde sempre eu só me recordo tendo o mastigamento unilateral, foi quando percebi que meu rosto estava parecendo algo totalmente estranho. Meu sorriso ta inclinado (meio torto), a minha bochecha tá mais cheia que a outra e um olho meu está mais para baixo que o outro. OBS: Só na foto eu consegui ver isso! Depois eu ouvi falar que os dentes podem ter algo a ver, fui analisar meus dentes e percebi que os dentes de cima (do lado direito, mesmo lado onde meu sorriso fica inclinado e a bochecha maior), eles ficam como “um trem saindo do trilho”, enquanto no outro lado os dentes estão certinhos. Eu percebi que é justamente nesse lado onde o meu lábio está mais esticado e o osso está aparentemente maior do que o do lado esquerdo, onde eu mastigo. To muito preocupado, porque além de ser estranho, não posso sorrir porque fica inclinado. Tem tratamento para essa assimetria? Tem alguma forma de deixar o tamanho do osso igual ambos os lados? Que profissional eu procuro ? Muito obrigado Dra, aguardo!

    1. Mauricio, se você sempre teve o hábito de mastigar de um lado só, é até esperada essa assimetria. Em parte ela deve ser muscular, pois a musculatura do lado que você mastiga fica muito mais desenvolvida que do outro lado. E ela pode ter um componente ósseo também. Se o problema for ósseo, a solução deve ser cirúrgica. Sugiro avaliação com um ortodontista e um cirurgião bucomaxilofacial.

      1. Dra., muito obrigado, tenho uma última pergunta e desculpa pelo incomodo ! Irei procurar os especialistas, mas, se for muscular, pode me dizer se tem tratamento? E em relação a mastigação, tenho que mastigar unilateralmente no lado em que não mastigava para fortalecer os musculos dessa região subdesenvolvida até ela igualar e depois habitar o mastigamento bilateral? Muito obrigado novamente!

        1. Em tese, mastigar do outro lado para hipertrofiá-lo resolveria o problema, sendo a causa muscular. Mas tenha em mente que você mastigou do outro lado “desde sempre”, então terá que mastigar do lado oposto até quando? Isso causaria uma sobrecarga indesejada. Ainda, a força muscular provavelmente já causou uma assimetria óssea, pois alterou a dinâmica das forças que atuaram sobre os ossos quando eles estavam em crescimento (aliás, se você tem 16 anos, ainda estão). Enfim… o tratamento deve envolver ortodontia e ortopedia (com possibilidade de cirurgia), mas estamos nos dois aqui apenas “achando”. É preciso o especialista avaliar.

  66. Olá, a minha questão é o seguinte… faz menos de 1 mês que estou usando aparelho fixo. E o meu dentista descobriu que por falta de espaço faltou nascer um dente, e irei precisar fazer uma cirurgia para por um botão e puxa-lo… acontece que eu estou usando um aparelho fixo normal e ele acha que não irá abrir um espaço no meu dente com ele… Você acha que será possível abrir um espaço com o aparelho fixo normal? E se for preciso trocar, por qual seria? Não queria troca-lo :'(já me acostumei e estou gostando muito da experiência com ele!!)

    1. A. Júlia, não consigo opinar só com base na sua descrição. Minha tendência é concordar com o seu dentista, pois ele não sugeriria trocar de aparelho se não achasse realmente necessário. Talvez a ideia dele nem seja trocar o aparelho, mas instalar algum ouro dispositivo junto, como um disjuntor palatino. Converse com ele.

  67. Olá, eu tenho um problema na arcada inferior, há a falta de um dente, e meus dentes apesar de certos, fico com o sorriso esteticamente feio, gostaria de saber se teria como colocar um prótese ou só aparelho dentário para corrigi-lo ? Pois a falha não aparece muito, mas o aparelho dentário atrapalharia esteticamente na minha vida profissional.

    1. Julia, em princípio, é possível colocar uma prótese sim… ou uma ponte fixa, ou um implante + prótese sobre implante. Procure um dentista pra avaliar.

  68. Olá Dra!! Tenho 18 anos e estou com uma dúvida sobre o desgaste dos dentes. Bom, já fui motivos de piadas por ter os dois incisivos centrais superior largos e grandes. Conversando com uma amiga sobre o assunto ela me falou que era possível diminui-lós porém, estou com uma dúvida frequente, tenho a região superior um pouco afastada, mas o problema é que os meus dois dentes centrais são largos desde a raiz! Me pergunto sempre: “Mas será que dá pra afina-los mesmo eles sendo grandes desde a raiz? É tipo o dente do Bob Esponja (quadrado desde a raiz)… É possível afina-lo e deixar-lo compatível ? Qualquer dentista pode fazer tal procedimento? Muito obrigada, beijos!

    1. Júlia, eu sugiro a avaliação de um dentista especialista em dentística (estética). É preciso determinar exatamente qual é o seu problema: se os dentes realmente são grandes e largos, se eles estão mal posicionados / projetados para frente, se há coroa dentária embaixo da gengiva, etc.. Há como melhorar a estética sim, mas é preciso, primeiro, identificar a causa. O tratamento pode incluir, ortodontia, desgaste dos dentes, restaurações estéticas, cirurgia gengival, etc. (uma desses procedimento ou a combinação de alguns).

  69. Olá Dra. saudações!!
    Já tem quase 01 ano que os dentes da frente (parte de cima) do meu filho de 07 anos não nascem, então preocupada, fui ao dentista. Foi tirado uma raio-x panoramica para ver melhor. E a dentista recomenda que nesse caso seja feita uma pequena cirurgia para abrir a gengiva para o dente descer e crescer. Como seria esse procedimento, poderia me explicar melhor?? Aguardo e obrigada pela atenção!

    1. Luciana, essa pequena cirurgia se chama ulotomia e consiste em fazer um pequeno corte na gengiva pra “liberar” a irrupção do dente permanente. É súper simples, rápido e com anestesia local. Pode ficar tranquila a respeito, é um procedimento bem comum.

  70. Olá Dra. Ana, tenho 16 anos e queria saber se é possível reduzir o tamanho do dente. Meus dentes na parte inferior são pequenos e alinhados, na parte superior eu tenho dois dentes grandes (os dois do centro), eles são largos e desproporcionais ao restante, eles são um tanto separados, mas o que me chama atenção é eles serem desproporcionais ao resto, que são alinhados e pequenos. É possível diminuir e torná-lo proporcional? Um dentista pode fazer isso? Se possível eu queria “proporcionar” e logo depois usar o aparelho. Qual a melhor meio? Obrigado !

    1. É possível sim, Thomas. Mas é preciso avaliar se os dentes são grandes mesmo ou se é uma questão de alinhamento ou projeção desses dentes para frente, o que os deixa com aspecto de maiores. Procure um dentista pra avaliar. Solução, tem. 🙂

  71. Olá doutora, tenho 14 anos e tenho apenas 10 dentes na parte superior da boca, tenho 4 na frente que são meio juntos mas ao mesmo tempo afastados e não tenho 2 que acho que são os incisivos laterais… queria saber qual procedimento que tenho que fazer e se iria ser muito caro (muito mesmo) para poder fazer o tratamento, já não aguento mais não poder sorrir 🙁 , me responde plis! ^^

    1. Safira, inicialmente, seria interessante fazer uma avaliação com um ortodontista. Aí você vai ter certeza se tem os ou não os incisivos laterais (eles podem não ter nascido por estarem retidos dentro da gengiva, por exemplo). Geralmente as opções são: 1. Abrir espaço com aparelho e fazer implantes OU 2. Fechar o espaço e “transformar” os caninos em incisivos laterais com restaurações ou coroas. Peça que um responsável acompanhe você pra avaliar. Se a opção for por implantes, fica mais caro, mas pode ficar mais bonito, também.

  72. Olá doutora, por favor me tire uma dúvida! Usei aparelho ortodontico por 3 anos e ao finalizar o tratamento percebi que meus dentes incisivos superiores não estavam alinhados ao nariz, a minha dentista falou q se eu quisesse ela alinhava, mas eu ia ficar bicuda, e assim iria ficar com aparência diferente, ai por medo deixei como estavam, mas isso sempre me incomodou, nao fiquei com um sorriso bonito, essa informação que ela passou procede? Me ajuda favor!
    Obs: metade desses 2 dentes foram quebrados em uma queda e foi feito canal com resina.

    1. Mirian, pelo que entendi você tem um desvio de linha média superior. Dependendo do caso, o tratamento ortodôntico pode terminar assim, mesmo… depende de uma série de fatores (tamanho dos dentes, extrações ou perdas dentárias unilaterais, etc.).

  73. Bom dia, minha duvida é a seguinte:
    Meu filho aos três anos caiu e machucou o dente da frente, começou a criar um abscesso com frequência, até que teve que arrancar ao cinco anos, passei desapercebida e agora é que prestei atenção que até o momento ainda não nasceu o dente, já que hoje ele está com 7 anos, é normal? Ou tenho que tomar alguma providência em relação a esse problema?
    Aguardo resposta.

  74. Dra. Ana, eu uso aparelho ha um ano, meus dentes sao muito separados e nao tenho o incisivo lateral direito, e queria saber se eu deixar assim sem esse incisivo eles vao se ajuntarem e quanto tempo mais ou menos eles vao se ajuntarem ? Porque eu me preocupo mais em fechar esses espaços do que ficar sem esse incisivo.

    1. Helder, se o incisivo lateral que falta é superior, simplesmente fechar o espaço com aparelho pode deixar seu sorriso “torto” (com desvio de linha média), embora alinhado. Já se pe um incisivo inferior, pelo menos esteticamente, ele não vai fazer falta. O tempo pra fechar o espaço depende do que seu dentista e você pretendem, pode levar 6 meses, 1 ano, 1,5 ano… mas é como eu disse, acho improvável que, sendo a falta de um dente superior, seu dentista esteja planejando simplesmente fechar o espaço.

  75. Olá, Dra. O meu incisivo não nasceu no devido lugar, ele está com um canto colado no canino e atrás de um dos dentes da frente, a uma distância de mais ou menos 5mm. Quanto tempo levaria para ele voltar para o lugar?

    1. Depende, Lucas. Seria preciso primeiramente abrir espaço com o aparelho pra, depois, alinhar esse dente aos demais do arco. Mas não sei se no seu caso há espaço, talvez seja necessário fazer desgastes entre os dentes ou até extrações, o que poderia deixar o tratamento mais longo. Procure um ortodontista pra avaliar.

  76. Boa noite, tenho diastema de 3mm + ou – e tbm não tenho o incisivo lateral, os dentes caninos tomaram o lugar dele. Consigo preencher esse espaço com resina? Eu queria fechar o diastema e fazer o canino de incisivo, tudo com resina. Será possivel?

  77. Olá! Ana, tira uma dúvida minha?
    Meu problema é má oclusão. Há 1 ano e 30 dias que uso aparelho. A maioria dos problemas que meus dentes tinham estão resolvidos. Mas o que me levou a procurar um dentista foi o meu incisivo lateral superior direito. Ele era torcido. Eu queria que ele encaixasse do lado do incisivo central, mas o dentista disse que provavelmente não vai ter jeito. Ele disse que as vezes o dente não obedece. Vc pode me dizer o que ele vai tentar fazer pra ele encaixar? E se não encaixar? Eu faço o quê? 🙁
    Obrigada desde já.

    1. Anairam, se o dente não entra no arco e não se alinha com os demais, é porque não há espaço. Se não há espaço, deve ser caso para desgastes entre os dentes ou extrações. Converse com o seu dentista sobre como ganhar espaço, no seu caso.

  78. Gostaria de saber se é normal, meu filho tem 7 anos o dente de leite da frente ficou mole e foi ateando, vai fazer três meses e o permanente ainda não nasceu, é NORMAL? Estou muito preocupada.

    1. Pode ser normal sim, Cristiane. Às vezes leva tempo para o dente permamente nascer depois que o deleite cai. De qualquer forma, sugiro que você o leve ao odontopediatra pra avaliar.

  79. Oi, eu estou confusa sobre o que fazer depois que tirar o aparelho. Tenho resina nos dois caninos sup. devido ausência dos laterais superiores. Eu não gostei do resultado, alem de ter escurecido mt rápido, com o tempo eu achei que ficou muito largo, e n ficou proporcional. Estou usando aparelho pra juntar, mas n vou gostar deles msm juntos pq esta feio esteticamente. Eu posso tirar / desgastar na mesial e distal a resina ou o próprio dente? A porcelana está na faixa de quanto para dentes anteriores? Obrigadaaa.

    1. Se a ideia é fechar os espaços dos laterais faltantes, o ideal é remover essas resinas mesmo, Ane. É preciso fazer um replanejamento estético, talvez seja o caso de fazer facetas, talvez seja melhor fazer coroas… depende. Eu sugiro uma avaliação com um dentista especialista em estética e/ou prótese, seu ortodontista pode indicar um colega especialista pra você. Converse com ele.

  80. Doutora, eu tenho dentição classe 3 e agenesia. Qual seria o tratamento correto pra corrigir os dois problemas ?

    1. Gabriel, isso varia de caso pra caso. O tratamento pode ser só ortodôntico (aparelho), pode envolver ortopedia (“mexer” nas bases ósseas, também) e até cirurgia ortognática. A agenesia é um problema diferente, depende do dente faltante e se é mais interessante, considerando o caso todo, fazer implante ou fecha o espaço com aparelho. Procure um ortodontista e faça uma avaliação.

  81. Dra. tenho uma duvida, quando era pequena tinha medo de arrancar dente, então meu incisivo lateral esquerdo amoleceu e com medo de arrancar nao tirei. Ai começou a crescer outro atras, fui no dentista e ele arrancou o dente de leite. Bom gostaria de saber se eu colocar aparelho tem chances dele vir para frente ou nao? Como seria feito o processo de aparelho no meu caso, normal ou nao?

    Agradeço desde ja.
    Obrigada

    1. Francielle, sim, essa correção é possível com o aparelho ortodôntico, em princípio, convencional. Procure um ortodontista pra avaliar.

  82. Boa noite. Doutora, tenho 23 anos, já fui várias vezes ao dentista, porém apenas uma vez quando tinha 13 anos minha mãe teve a curiosidade de perguntar ao dentista se ela havia demorado a tirar o meu incisivo lateral superior, pois o mesmo havia nascido com um canino preso a ele. O dentista disse que mesmo que ela quisesse ele não poderia retirar pois o dente era um só, não havia sido demora ou outro dente nascendo atrás, mas era um só dente com duas pontas. Eu já pesquisei e tentei encontrar casos ou fotos parecidas com o meu dente mais nunca encontrei, seria possível isso, Doutora ?

    1. Sim Larissa, imagino que no seu caso tenha sido uma fusão dentária, como na foto –> http://odontopedia.info/images/3/31/Fusao.jpg . É definida como um único dente aumentado ou dente unido (duplo), sendo que a contagem de dentes revela um dente ausente quando o dente anômalo é contado. Outra possibilidade é a geminação, que é quando aparece um único dente aumentado ou dente unido (duplo), sendo que o número de dentes é normal quando o dente anômalo é considerado na contagem. E uma terceira possibilidade é a concrescência, que é a união de dois dentes adjacentes somente pelo cemento (tecido que está na raiz do dente). No seu caso, me parece ter sido fusão, como na imagem, mesmo.

  83. Olá Dra.
    Meus dentes são como os da foto, tenho incisivo lateral apenas de um lado, sendo que este é conoide, mas tenho restauraçao para deixá-lo um pouco maior, qual melhor opçao estetica, arrancá-lo e transformar os caninos em laterais, ou deixá-lo com restauraçao e transformar apenas um canino em lateral?

    1. Gleice, as 2 soluções são viáveis, mas como o canino é um dente bem diferente de um incisivo lateral, transformá-lo em lateral e deixar o pré-molar no lugar do canino pode ficar um pouco estranho… ou não! Tudo é questão de avaliar muito bem a parte estética, fazer um bom planejamento. Sugiro uma consulta um dentista especialista em dentística (estética).

  84. Olá Ana, tudo bem?

    Eu tenho um dente supranumerario entre o dente 11 e 21 que ainda não saiu, meu dentista informou que ele não está interferindo na raiz do outro e pode ser que ele nunca irá nascer.

    Minha dúvida é, perdi o dente 36 e tenho que realizar um implante, seria possível aproveitar a raiz desse outro dente?

    Existe algum problema se não realizar a extração uma vez que ele não interfere os outros dentes e está escondido dentro da gengiva?

    Abs,
    Lucca

    1. Lucca, não há como aproveitar a raiz do seu dente supranumerário pra substituir outro dente. Há indicação de extração quando um dente fica retido dentro da gengiva, mas se seu dentista achar que dá pra apenas acompanhar o caso e não extrair, tudo bem.

  85. Olá, Dra. Ana, o meu sonho é a busca do sorriso perfeito. Mas, tenho um problema, no meu caso, não nasceu um dos incisivos centrais, e isso me incomoda muito, então gostaria de saber se tem conserto, e se você já viu alguém com o mesmo problema que o meu e que teve solução.

    1. Juliana, TUDO em Odontologia tem solução… é só uma questão de planejamento. Sim, não é incomum que um dente deixe de nascer, tanto porque ele não existe quanto porque ele ficou “preso” na gengiva por algum motivo. O que você precisa é procurar um dentista pra fazer um exame completo, com radiografias inclusive, pra entender qual é o seu problema. A partir daí será possível pensar numa solução, que pode envolver prótese, aparelho, etc… depende do caso.

  86. Olá Ana, gostaria de tirar uma dúvida. Eu transformei meus caninos superiores em laterais com resina. Com o tempo foi ficando amarelado e chegou a quebrar um pouco, mas no momento estou usando aparelho e quando eu tirar vou ter que mexer neles novamente, mas eu não quero por resina pois não gostei do trabalho. Sei que é barato, mas estou atrás de uma segunda ou terceira opção que tb não seja tao cara. Obrigada.

    1. Ane, sugiro facetas de porcelana. O resultado estético é excelente, e a durabilidade e manutenção da cor, também.

  87. Dra. uso contencao faz 8 meses, sempre usei corretamente, pois com minha saude bucal eu nao deixo a desejar, devido a uma gengivectomia q eu fiz, tive que ficar 20 dias sem a contencao, passou os 20 dias voltei a dentista e ela disse que encaixa perfeitamente e que era pre eu voltar a usar, quando eu coloco horas depois meus dentes ficam doloridos, isso é normal? Às vezes fico incomodada e uso só para dormir !! Enfim, é normal eu sentir eles doloridos? Corro algum risco? Vou receber alta em junho!! Ah, as vezes sinto os dois da frente meio moles quando eu forço eles, minha dentista disse que eh pq ainda nao ganhou estabilidade, é isso msm? Aguardo resposta!!

    1. Paula, é algo esperado sim, já que você ficou vários dias sem usar a contenção. A mobilidade que você sente nos dentes da frente provavelmente tem a mesma causa mas, se persisitir, procure sua dentista pra reavaliar.

    1. Beatriz, costumo dizer que, se a pessoa usar sempre, eu “quase” não me importo se antes ou depois. Mas particularmente eu acho que faz mais sentido usar primeiro o fio dental e depois escovar os dentes. Isso porque a escovação é uma limpeza geral, e o fio dental uma limpeza específica. Então, primeiro se limpam os locais mais complicados e, depois, dá-se aquela “geral”. Se você escova antes, pode levar a sujeira que está entre os dentes para a superfície deles, já limpos.

  88. Dra, depois de uma gengivectomia eu posso comer ovo, chocolates e tal? Minha cirurgia nao foi com pontos, foi com uma massinha. E qual é o melhor produto pra melhorar a cicatrizacao?

    1. Denis, pode sim. Se seu dentista não prescreveu nada específico, não há necessidade de nenhum “produto” pra melhorar a cicatrização. Esse é um processo normal do seu organismo, não há como apressá-lo.

  89. Ola dra, boa noite, ha 3 dias eu fiz uma gengivectomia atras dos meus dois dentes da frente, pois eu tinha um excesso gengival, eu uso contencao, só q devido a isto tive q ficar 2 semanas sem usar, sinto esses dois dentes meio que moles, minha dentista disse que por causa da contençao que senti a sensaçao de estar mole ? É normal, o que voce me diz sobre isto, tenho mt medo do meu dente cair, dra :\ , me recomendou a fazer bochecho com agua oxigenada vl 10 para cicatrizacao da gengiva, é bom ou nao?

    1. Carol, sim, a ausência da contenção pode dar essa impressão de mobilidade dentária. Quanto ao bochecho com água oxigenada, não recomendo, a água oxigenada é um péssimo antisséptico e pode atrasar a cicatrização. Se for usar algum enxaguante, prefira um específico pra uso bucal. Sem álcool.

  90. Ola dra. Eu uso contencao faz 7 meses, depois que terminei o meu aparelho fixo, meu incisivo lateral superior meio que deu uma abaixada, esta mais baixo que os outros, gostaria de saber se isso é normal ? E se é normal eu sentir meus dentes moles as vezes.

    1. Lilian, é algo que pode acontecer, sim. Já a sensação de dentes moles, embora possa ocorrer durante o tratamento, não é esperada após a remoção do aparelho. Sugiro que você procure seu dentista pra reavaliar.

  91. Olá, Dra. Boa tarde!

    Eu não tenho o incisivo central direito de cima. Quando adolescente, localizaram o meu dente dentro da gengiva, mas informaram que não tinha como coloca-lo no lugar. Usei aparelho e fecharam o espaço, porque na época eu não quis ficar com um espaço na frente, para fazer um implante. O incisivo dentro da minha gengiva nunca doeu e nem me incomodou, por isso não quis fazer cirurgia para retira-lo. Vc acha que uma transformação do incisivo lateral em inciso central e canino em incisivo lateral resolveria meu problema? Acha que seria necessário fazer uma transformação também na gengiva para ficar mais parecido? Hoje tenho 24 anos e sinto um desconforto muito grande! Pode dizer mais ou menos em torno de quando ficariam tais transformações e cirurgia de transformação da gengiva?

    Muito Obrigada!!

    1. Marcelyna, se o espaço já foi fechado, fazer o que você propõe é uma possibilidade. Porém é preciso verificar o espaço disponível, porque a largura de incisivos centrais / lateriais / caninos é diferente, então, talvez, seja o caso de pensar numa intervenção estética de canino a canino, pra que o seu sorriso não fique esquisito. Quanto à gengiva, não há como alterar a altura dela, cada tipo de dente tem uma altura apropriada de gengiva, o que geralmente se faz é remover gengiva quando há “sobrando”, mas essa é uma situação bem específica em que parte da coroa dentária está “escondida” embaixo da gengiva. Sugiro que você procure um dentista especialista em estética (dentística) e faça uma avaliação, inclusive pra ter ideia de valores, já que isso vai depender da solução proposta.

  92. Olá Dra. Tenho agenesia do incisivo lateral direito, minha dentista tentou abrir um espaço para implante mas o espaço ficou muito apertado, eu estava pensando em transformar o canino em lateral, mas vou ter que dançar o incisivo esquerdo?? Para transformar os dois caninos ou não precisa?? Obrigada.

    1. Cleo, não, a “transformação” do canino em lateral pode ser feita de um lado só. De qualquer forma, se há um espaço aberto, será necessário fechá-lo com aparelho.

  93. Ola Dra, eu tenho 19 anos, tenho agenesia, mas é de um canino na parte inferior do lado direito. Como faço pra te enviar a foto… Na verdade o dentista q me atendeu não soube me explicar se faltava o canino ou outro e tenho um espaço enorme. Oq devo fazer?

  94. Olá Dra, vou ter que fazer um implante no incisivo central e fiz tambem um canal no do lado, vai precisar de pino e coroa total de porcelana, mas antes do implante terei de colocar aparelho, pois o espaço esta muito grande, gostaria de saber se o uso do aparelho vai danificar minha coroa ? Pode se colocar aparelho sobre canais ? Desde ja obrigado.

    1. Kaio, a colagem e, principalmente, a posterior remoção do bráquete que será colado sobre a coroa podem danificá-la, sim. Por isso, o ideal seria usar uma coroa provisória durante o tratamento ortodôntico e trocá-la pela de porcelana após a remoção do aparelho. Dentes com canal tratado, em princípio – se não houver objeção do endodontista -, podem ser movimentados ortodonticamente sem problemas.

  95. Doutora…minha filha tem 3 anos e nasceu um dente a mais superior. Ela tem onze dentes em vez de dez. São todos de leite. O que eu faço?

    1. Se não estiver incomodando ela, dá pra deixar assim por enquanto, Aline. É na frente? Está feio? A presença desse dente a mais na dentição de leite não significa que haverá um dente a mais na dentição permanente, mas seria bom que você a levasse a um odontopediatra pra avaliar.

  96. Olá, eu tenho 14 anos e queria saber o que posso fazer, pois meus dentes de leite eram todos corretos, depois que os arranquei, nasceu no lugar do incisivo lateral direito, um dentes muito fino e pequeno, (como o de cachorro kkk) e do outro lado tem o canino no lugar dele, o que eu poderia fazer, pois isso atrapalha muito na hora de sorrir para fotos.

    1. João, parece que você tem um incisivo lateral conóide (falo sobre isso aqui –> https://medodedentista.com.br/2013/11/tenho-incisivos-laterais-conoides-o-que-fazer.html ) e agenesia (não-formação) do outro. Isso pode ser resolvido tanto com restauração / faceta / coroa quanto com aparelho ortodôntico. Procure um dentista especialista em estética (dentística) e um ortodontista pra avaliar, aí você decide que tipo de solução prefere.

  97. Olá Dra. Ana, eu perdi o incisivo lateral muito jovem, e hoje tenho 27 anos! Aconteceu que o canino e os outros dentes ao lado correram, ocupando o espaço que tinha ficado aberto com a perda do incisivo.
    Porém minha linha média superior é torta pois não alinha com meu nariz, já a linha inferior se alinha certinho!
    Pretendo deixar assim, transformando o canino em lateral! Mas o q posso fazer pra alinhar a linha média superior com meu nariz, a deixando no meio certinho?
    Minha dentista me disse que talvez terei que extrair dois dentes inferiores (não sei quais), isso é verdade?
    Obs: meus dentes inferiores estão um pouquinho tortos e amontoados.
    (Adorei te ver tirando as dúvidas da galera, espero que tire a minha.. rs)
    Excelente trabalho, obrigado 🙂

    1. Rafael, pra corrigir a linha média, só usando aparelho ou fazendo um tratamento grande com coroas (prótese). Eu acho que no seu caso o aparelho é uma boa opção, inclusive se você quiser abrir espaço pra implantar o lateral que você perdeu, se quiser, em vez de transformar o canino em lateral. Quanto às extrações inferiores, não posso afirmar a necessidade delas apenas com base no seu relato, mas se há muito apinhamento e não há como alinhar todos os dentes no arco, poe haver indicação de extrações, sim.

      E obrigada. 🙂

  98. Olá doutora, eu tive uma grande perda de dente na frente e gostaria de fazer alguns implantes, mas a dentista me disse que eu não poderia fazer os implantes pois tem um espaço muito grande, que a melhor solução seria fazer uma ponte fixa que assim ela poderia estar aumentando os laterais pra ficar esteticamente melhor, minha duvida é ela não poderia aumentar separadamente os laterais fazendo uma especie de faceta e mesmo assim fazer os implantes ? Acha que devo pedir uma segunda opinião ?

    1. Kaio, não sei se eu entendi bem o caso, quais dentes faltam? Os incisivos centrais e laterais? Os incisivos centrais, laterais e caninos? Me explique melhor…

      1. Olha dra, falta um incisivo central e no outro teria de fazer canal porem por falta dos molares que perdi cedo o local do incisivo central se afastou, ficando um espaço grande, com isso a dentista disse que se fizesse os implantes não ficaria bem esteticamente, que a melhor solução seria arrancar o outro incisivo central e fazer uma ponte, assim ela aumentava o tamanho dos incisivos laterais para não sobrar espaço, e ficaria melhor esteticamente, mas eu gostaria de saber se não poderia fazer o implante assim mesmo e aumenta-los usando uma especie de faceta, como ela ja faria com a ponte. Mas não estou muito confiante nessa dentista, a ponte para mim optaria por ultima opção.

        1. Kaio, a solução que sua dentista propôs é legítima… mas confesso que eu acho que não faria dessa forma. Eu acho que o posicionamento dos seus dentes e os espaços poderiam ser adequados com aparelho ortodôntico, ser feito o implante do incisivo central que falta e, se necessário, resolver o problema estético do laterais com facetas. Sugiro que você faça avaliação com um dentista especialista em estética (dentística) e um ortodontista, pra ter opiniões mais específicas.

  99. Ola Dra. tenho uma filha de 3 anos e meio e o dente dela incisivo lateral não nasceu ate hoje, sera que pode ser algum problema ou isso e comum acontecer, o que a senhora me aconselha a fazer…

    1. Realmente já deveria ter nascido, Ramon. Uma possibilidade é que esse dente nem exista dentro da gengiva, o que chamamos de “agenesia”. Caso seja uma agenesia do dente de leite, isso não quer dizer que haverá qualquer problema no dente permanente. De qualquer forma, seria bom procurar um odontopediatra pra avaliar.

  100. Olá, doutora. Vou ter que extrair dois dentes molar, queria saber se os meus dentes irão se separar se eu extrair, e se eu poderia usar aparelho pra puxar os de trás pra ficar no lugar dos que eu extraí! Agradeço desde já!

  101. Boa noite, Doutora. Meus parabéns pelo site, pois é de grande ajuda e auxilio.

    Minha dúvida é a seguinte:
    Quando tinha 10 anos foi verificado que o canino havia nascido no céu da boca, bem atrás dos dentes frontais superiores.
    Foi extraído esse canino. Hoje sinto muita a falta desse dente, pois meus dentes superiores estão muito desalinhados, e pra ajudar minha mordida cruzou. Foi em uma dentista e a mesma me indicou que meu caso era cirúrgico, pois teria que retrair minha arcada inferior para a superior transpassar. Minha dúvida maior é:
    Estou com 29 anos, tenho como corrigir esse problema sem precisar de cirurgia? Sem fazer implante, tenho como alinhar os dentes superiores ou aumentar a arcada superior pra corrigir o problema?
    Qual seria sua opinião?

    Abraço e agradeço pela atenção, Tiago.

    1. Tiago, considerando que você já passou da fase de crescimento, o tratamento ortopédico, que seria uma forma de evitar a cirurgia, é bem mais complicado. Não é impossível, mas seria uma tentativa, sem qualquer certeza de sucesso. Uma opção seria fazer extrações no arco inferior, mas pra isso há um limite, então talvez não se aplique ao seu caso. Não é nem questão de aumentar o arco superior, até porque, pela sua descrição, parece que o problema é a retrusão do arco inferior. Enfim: dependendo do caso, só com cirurgia mesmo.

  102. Eu tenho vinte anos, aos 11 anos meu dente incisivo lateral caiu e n teve outro para substituí-lo, porém meu dente canino ao lado não caiu e o dente canino permanente nasceu no lugar do incisivo lateral. Por que isso ocorreu? E como melhorar esteticamente o meu sorriso?

    1. Raissa, você mesmo já explicou o motivo: como não havia lateral, o canino teve espaço de sobra pra nascer onde fosse mais fácil pra ele. A agenesia de incisivos laterais é relativamente comum, assim como tem gente que não tem os sisos. Pra melhorar a estética, é possível fechar o espaço com aparelho ortodôntico e “transformar” o canino em lateral com coroa ou restauração OU abrir espaço com aparelho pra fazer um implante no lugar do lateral ausente. Procure um dentista / ortodontista pra avaliar.

  103. Olá! Espero que você possa me ajudar!
    Eu tenho a ausência do lateral direito, contudo o meu canino ocupou este espaço, e antes dele está um dente de leite. Ou seja, eu tenho um incisivo central, um canino e um canino de leite. Tenho 25 anos, e não é só este dente que me falta, mas os outros até não me incomodam tanto. Eu já fui consultar, e o dentista indicou lixar o canino e tentar transformá-lo em um lateral, mas como o tamanho dele é muito grande eu acho que vai ficar muito estranho.
    O que eu devo fazer para corrigir este problema?

    Obrigada pela atenção!

    1. Danda, as soluções são: fazer como seu dentista sugeriu e transformar o canino em lateral OU extrair o canino de leite e usar aparelho para abrir espaço entre o central e o canino permanente pra fazer um implante no lugar do lateral ausente. Esteticamente, embora seja uma solução mais demorada, o implante deve ficar melhor.

  104. O que acontece comigo é que eu tenho falta de um incisivo lateral superior… no meu tratamento dentário foi escolhido que o canino ficaria no lugar desse dente e que quando eu estiver mais velha eu vou por um implante de um canino… meu dente e como o da foto mostrada, a primeira… será que o meu sorriso vai ficar feio? Tenho medo porque agora eu tenho 15 anos e acho o sorriso muito importante, tenho medo de ficar feio… será que vai ficar?? Eu olho no espelho e não me sinto satisfeita com o que eu vejo, porque querendo ou não o canino e um dente muito grande, será que tem jeito de ficar bom?? Pf me responda.

    1. Geovana, ou uma coisa ou outra: se o canino vai ficar no lugar do incisivo lateral não faz sentido pensar num implante quando você for mais velha, porque aí seria preciso abrir de novo o espaço. Portanto, ou fecha-se o espaço de vez ou mantém-se ele aberto e você usa uma prótese até o dia de fazer o implante. Realmente, o canino é um dente bem diferente do incisivo lateral, mais robusto. Mas é possível mudar a anatomia dele com restauração ou prótese (coroa). Do ponto de vista estético, abrir o espaço para implante provavelmente ficará mais bonito.

  105. O meu dente incisivo central superior (dente da frente) só nasceu um. O outro nasceu pra cima, soube disso agora, quando fui tirar uma radiografia para colocar aparelho. Minha dentista aconselhou fazer uma cirurgia para tirar esse dente e ela transformar o incisivo lateral no incisivo central. Só que ela disse que esse resultado no final não pode ser satisfatório. O que devo fazer?

    1. Paloma, depende muito do posicionamento atual dos seus dentes. Se os dentes que nasceram estão próximos, geralmente o melhor (ou o mais rápido, pelo menos) é realmente terminar de fechar os espaços com aparelho e fazer o que a sua dentista sugeriu. Já se há bastante espaço entre os seus dentes, a opção seria abrir o espaço necessário e colocar um implante substituindo o incisivo central… essa seria uma opção mais interessante esteticamente, sem dúvida, até porque, no primeiro caso, seria preciso transformar o canino em incisivo lateral também. Enfim… é questão de avaliar as variáveis: a sua “pressa” pra finalizar o tratamento, a preocupação com a estética, etc..

  106. Olá, boa tarde!!

    O meu filho tem 6 anos e perdeu o dente lateral inferior esquerdo ao comer uma maçã, mas este já se encontrava a amolecer.
    Já se passou quase 3 meses e ainda não cresceu o permanente, no entanto, os dentes centrais superiores já cairem e já estão a crescer, e o lateral esquerdo inferior ainda nem aparece… devo me preocupar??

    1. Não, Carol. Os incisivos centrais inferiores nascem mesmo antes dos laterais, então o lateral não nasceu ainda porque, provavelmente, não é hora. Mas claro que, pra se ter certeza, seria bom um dentista / odontopediatra avaliar.

  107. Oi, boa tarde!

    Tenho dois quarto molares embaixo. Porém, do lado esquerdo, meu siso e quarto molar estão totalmente dentro da gengiva; já do lado direito o siso está metade para fora. E, pra completar, tenho um supranumerário (embaixo, do lado direito, próximo ao primeiro molar) que também não saiu, e que está na horizontal. O grande problema é que não consigo encontrar nenhum cirurgião dentista especializado para o meu caso em BH-MG, o que se torna um problema para mim, já que no Posto de Saúde eles dizem não poder fazer nada pelo meu caso. Você poderia me indicar algum profissional?

    Obrigada.

    1. Quanto dente, Naiara! 😉

      Dei uma olhada rápida no site do CFO (Conselho Federal de Odontologia), mas as buscas não retornam por especialidade, então fica difícil achar um especialista por lá. No Google, encontrei este site: http://www.belinimaia.com.br . Não conheço o Dr. Belini, mas ele trabalha em BH e, segundo a publicação, tem mais de 20 anos de experiência em cirurgia bucomaxilofacial. Então, certamente uma avaliação com ele seria proveitosa. De qualquer forma, vou conversar com alguns colegas que conheço em BH pra ver se eles me indicam algum cirurgião daí e, se indicarem, aviso você por e-mail. Abraço!

  108. Oi Doutora, eu usei aparelho durante 7 anos com uma dentista que praticamente só piorou os meus dentes. Comecei um tratamento com um outro dentista em 2008, eu tirei o aparelho em julho deste ano.
    Só que não estou satisfeita, eu não possuo o incisivo lateral e o outro incisivo lateral é bem pequeno e tive que aumentar ele com resina.
    Só que pela falta desse dente a minha linha média não fica certinha com os dentes de baixo, o dentista disse que não tem problema, pois isso é comum. Só que tem um porém que me incomoda e muito, os meus dois dentes, os incisivos centrais, o meio deles não alinha com o meu nariz. Isso é comum? Tem como mudar isso? Me incomoda demais pq eles são mais para os lados e parece q o meu nariz q é torto, mas na verdade é o meio do dente que não alinha com o nariz.

    1. Jéssica, considerando que falta o incisivo lateral de um lado só, o desvio de linha média é esperado. As soluções seriam: abrir espaço, com um novo tratamento ortodôntico, para a instalação de um implante no local onde deveria estar o dente que você não tem OU extrair o lateral do outro lado e fechar o espaço com aparelho. Aí os caninos poderiam ser “transformados” em incisivos laterais (com desgaste, restauração ou até coroas). Enfim… nos 2 casos, seria preciso usar aparelho de volta.

  109. Bom dia Ana, meu filhinho de 3 anos ainda não tem os incisivos laterais superiores… simplesmente não nasceram e não parece haver sinais de que virão… será que ainda podem nascer? E quando vierem os dentes permanentes… será que ficarão faltando? O que devo fazer?

    1. Raquel, os incisivos laterais de leite nascem lá pelos 9 meses de idade… então, certamente eles não vão nascer mais. Provavelmente, eles apenas não existem, o que chamamos de “agenesia”. Mas não é porque seu filho não tem os laterais de leite que ele não terá os permanentes, embora, claro, possa acontecer. Não há muito o que fazer neste momento, o importante é que haja um acompanhamento do odontopediatra quando começar a troca dos dentes de leite, o que ocorre lá pelos 5 ou 6 anos de idade, pra garantir que os dentes permanentes nasçam direitinho.

  110. Doutora, tenho um dente a mais, nasceu depois do canino so que pro lado, e quero usar aparelho, ele tem que ser arrancado, é simples ? Eu morro de medo de dentista.

    1. Em princípio, é sim, Kerlane, o procedimento é feito com anestesia local e, se o dente já nasceu, costuma ser bem mais fácil. Vá tranquila. 🙂

  111. Olá, Dra. tudo bem? Queria te fazer uma pergunta: meu bebe tem 1 ano e 7 meses e todos os dentes de leite da parte de baixo já nasceram, mas dos de cima os da frente e os caninos nasceram, e o incisivo lateral esquerdo nasceu certinho entre o canino, mas do lado direito o incisivo ta demorando muito a nascer e o canino esta ficando no lugar dele, agora te pergunto: eu espero pra ver se o dente vai nascer ou levo ele já no dentista, estou preocupado pois meu esposo teve alguns problemas com isso tbm, ele ainda tem um dente de leite não sei o pq, eu não tenho problema, mas como meu esposo teve, sera que meu filho pode adquirir esse problema pela genética? Desde já agradeço e espero uma resposta, Angelica.

    1. Angelica, eu acho bom levar seu filho ao odontopediatra pra avaliar, sim. Parece que o incisivo lateral direito dele não existe… isso se chama “agenesia” e, se o pai dele tem agenesia, a chance do seu filho apresentar o mesmo problema aumenta. Isso não quer dizer que o mesmo vai ocorrer nos dentes permanentes… pode ser que se limite apenas aos de leite. Enfim: só procurando um dentista pra saber, e é importante saber logo pra planejar o que fazer (se for o caso, mesmo).

  112. Boa tarde, dra. Tenho a falta de um dente superior, acho que é o incisivo lateral. Ele não consta nem na panorâmica. Meu dentista falou que pode fazer um implante ou “transformar” um dente em outro, pela estética. Tenho muito medo do implante, mas se precisar, fazer o que, né? Gostaria de saber 2 coisas por favor:
    – O implante tem que ser trocado de tempos em tempos ou, com cuidados, ele dura até o fim?
    – Se ele “transformar” este dente em outro, se o procedimento for desgastar por exemplo, o dente não fica mais sensível, não fica com uma camada mais frágil e mais suscetível a dor?
    Independente de gastos ou tempo de tratamento, qual é mais aconselhável para eu não ter problemas futuros com ele?
    Agradeço a atenção.
    Marta

    1. Marta, o implante (o parafuso que vai dentro do osso) é pra sempre, mas a prótese que vai sobre ele (a coroa) TALVEZ tenha que ser trocada um dia. O transformação anatômica de um dente envolve desgaste sim, assim como restauração. Portanto, embora o dente seja desgastado, ele vai receber uma camada restauradora de proteção, então deve estar protegido da sensibilidade. A decisão por um tratamento ou outro depende muito do que você deseja e do espaço disponível pra isso. Esteticamente o implante costuma oferecer um resultado melhor, mas se não houver o espaço adequado para fazer o implante, será preciso usar aparelho antes para abri-lo. Se os seus dentes já forem “juntinhos”, a solução mais simples é transformar o canino em lateral.

  113. Ola, meu incisivo central superior nunca nasceu, acho que foi uma deformidade ossea quando era criança, não sei, mas como tirei um raio x, constataram que ele estava na minha gengiva, gostaria de saber o q faço e se tem que fazer cirurgia e como é feito a cirurgia. Obs: o dente esta mal formado, nao tem como por no lugar.

    1. Junior, sim, o ideal é extrair. Seria preciso abrir sua gengiva, remover um pouquinho de osso em volta do dente e removê-lo. Aí é preciso pensar na prótese (imagino que você já use algum tipo de prótese), que pode ser um implante + coroa, uma prótese fixa (apoiada nos dentes ao lado) ou uma prótese removível.

  114. Oi Dra. Ana, tenho 26 anos e sempre tive medo de dentista, mais ou menos ha uns 4 anos estou c um dente que começou c uma carie e quebrou. So que como tenho um pouco de medo, nao fui atras p arrancar, agora faz alguns meses que um outro quebrou e tenho sentido muitas dores, eu preciso arrancar as duas raizes, mas o que devo tomar por enquanto p passar a dor?

    1. Josiele, você TEM que procurar um dentista. Não adianta tomar remédio pra “por enquanto” passar a dor… até porque, se por acaso a dor diminuir mesmo, será mais um motivo pra você adiar a sua visita ao dentista. Não tem jeito: essa você vai ter que encarar. Pense que é para o seu bem, pela sua saúde. Eu sei que não é fácil quando o medo toma conta, mas é necessário. Gostaria que você lesse esse texto, acho que pode ajudar: https://medodedentista.com.br/2011/06/como-vencer-o-medo-de-dentista.html

  115. Doutora, estou com uma dor muito incomodante em um dos meus o incisivos laterais… O que fazer? Tem algum remédio que eu possa tomar? Me fale, está doendo tem uns dias…
    Aguardo a resposta!

    1. Natania, é preciso procurar um dentista e verificar a causa da dor, que podem ser várias. Só sabendo a causa é possível tratar de acordo.

  116. Dra. Ana, agradeço a atenção e carinho com a resposta da nossa dúvida. Teremos um longo caminho com a estética desses dentes… mas como diz minha bonequinha, é o “charminho dela”! Parabéns pelo Blog ! E com certeza, em dúvidas, consultaremos.
    Bj.

  117. Olá Ana!
    Estou no fim dos meus 17 anos e meus dentes estão quase que iguaizinhos aos da primeira foto do post (https://medodedentista.com.br/wp-content/uploads/2011/09/agenesia_incisivo_lateral1.png). Porém esse único incisivo lateral que eu tenho aqui é ainda de leite. Os dentistas que procurei disseram com meus RX que ele está pra cair “a qualquer momento” pois há pouco o que o segure na gengiva, e ele só continua ali porque o central e o canino o mantém no lugar.
    Por ser de leite, é pequeno, e fica esteticamente esquisito 🙁
    Um profissional recomendou que eu abrisse esse espaço e o do outro lado com aparelho e depois colocasse implante. Você sabe se tem como fazer alguma coisa que posso disfarçar um pouco esse espaço entre os dentes durante esse tempo que demora para abrir e caber os implantes?
    Outro recomendou que eu tirasse esse lateral de leite, puxasse esses dentes de trás para frente e arrumasse o formato dos caninos para ficarem mais bonitos. Mas tenho dúvidas.. a mordida fica correta? Os caninos vão funcionar tão bem mesmo mudando um pouco de formato?
    O que você acha que eu devo fazer? Estou cheia de dúvidas, e cada dentista me fala uma coisa diferente. haha
    Obrigada! 🙂

    1. Fefa, nesse post –> https://medodedentista.com.br/2012/04/falta-um-dente-posso-usar-aparelho.html você tem a apresentação de 2 casos clínicos, no primeiro os caninos são “transformados” em incisivos laterais e, no segundo, os espaços são abertos pra se colocar implantes (nesse caso, a paciente usou uma prótese provisória, como você você pode ver na imagem número 3 desse caso). As duas formas de tratamento são possíveis, tudo depende da sua disponibilidade em fazer uma coisa ou outra. Dê uma lida lá, se tiver qualquer outra dúvida, pergunte! 🙂

  118. Minha filha tem 6 anos, e o dentes incisivos frontais são geminados com os incisivos laterais, ela tem 2 dentes bem grandes na frente com diastema enorme. Passo ela na odontopediatra desde 1 ano, quando esses dentes nasceram, e sempre fui orientada a não me preocupar que dificilmente os definitivos seriam iguais… Mas, uma radiografia mostrou que os permanentes estão vindo iguais, geminados. Dra. Ana, gostaria de receber uma orientação de tratamento para este caso. Estamos preocupados, a nossa 2ª filha de 1 ano já nasceu o dente de leite superior e 1 deles tb. apresenta a geminação. Eu e meu marido não temos problemas, isso é hereditário? Agradeço a atenção.
    Suzana

    1. Suzana, não é hereditário (já que você e seu marido não têm), mas certamente tem um componente genético. O tratamento, nesse caso, é protético, pois a questão estética fica prejudicada. Quando elas tiverem idade (aí depende da avaliação do odontopediatra e de um protesista), é possível fazer coroas fixas pra adequar a anatomia desses dentes. E pra falta dos incisivos laterais, pode-se pensar, futuramente, em implantes. Enfim, terá que ser um trabalho conjunto entre especialistas em odontopediatria, prótese e, certamente, ortodontia.

  119. Olá boa noite ! Eu tenho 23 anos e estou usando aparelho faz uns 3 meses, e minha dentista falou que vai ser preciso extrair o incisivo lateral inferior, pois não tem espaço para ele ! Esse seria o melhor a fazer e nesse caso como fica a linha mediana ? Quanto tempo geralmente é fechado esse espaço ?
    Obrigada 🙂

    1. Thatiana, dependendo do seu perfil facial essa é uma solução válida, sim. A linha média inferior vai ficar “diferente”, pois você vai ficar com um dos incisivos centrais centralizado. Mas fique tranquila, não fica estranho não, isso é relativamente comum. O que interessa esteticamente é a linha média superior. O tempo de fechamento do espaço varia, e depende, também, do tamanho desse espaço. Pode ser rápido, coisa de até uns 6 meses.

  120. DRA. ANA, COMO JA LHE CONTEI, MEU BEBE FEZ 1 ANO E 9 MESES, ELE NAO POSSUI O INCISIVO LATERAL ESQUERDO. HA MAIS OU MENOS UNS 5 MESES ELE TEVE UMA QUEDA E PERDEU O DENTINHO DA FRENTE, OU SEJA, AGORA ELE ESTA SEM 2 DENTES. QUERIA SABER O QUE A SENHORA INDICA A FAZER, SE E POSSIVEL COLOCAR UMA PROTESE NELE, OU SE ESPERA MAIS UM POUCO… O QUE A SENHORA NOS ORIENTA? OBRIGADA!!! BEATRIZ

    1. Beatriz, nessa idade não se indica o uso de prótese, ela pode se soltar e o bebê engolir ou aspirar, causando problemas sérios. Não há muito o que fazer além de aguardar e acompanhar o caso periodicamente no odontopediatra, pra garantir que os dentes permanentes nasçam direitinho.

  121. OLÁ DRA.
    TENHO UM BEBÊ DE 1 ANO E 8 MESES, E ELE NÃO POSSUI UM INCISIVO LATERAL ESQUERDO, ELE FEZ UM RX E FOI CONFIRMADO A AUSÊNCIA DELE, MAS ATRAVÉS DE UM OUTRO TIPO DE RX (QUE NÃO É O PANORÂMICO, POIS ESSE NÃO CONSEGUIMOS FAZER) FOI CONSTATADO QUE ELE NÃO POSSUI O INCISIVO LATERAL DE LEITE, MAS POSSUI O GERMEN DO PERMANENTE. O QUE FAZER NESSE CASO? ESSA FALTA DE DENTE PODE TER ALGUMA RELAÇÃO COM O CORAÇÃO? OBRIGADA DRA.

    1. Beatriz, essa é uma ótima notícia. Se fosse ao contrário, o problema seria maior. Nesse caso, é preciso apenas que o odontopediatra monitore de forma periódica esse dente permanente pra que ele nasça direitinho. Há possibilidade que ele irrompa antes do tempo. E não, não há nenhuma relação entre a falta desse dente com o coração, pode ficar tranquila.

        1. É QUE TINHAM ME FALADO QUE O DESENVOLVIMENTO DO DENTE ESTAVA INTERLIGADO COM O DESENVOLVIMENTO DO CORAÇÃO, AÍ JÁ FIQUEI PREOCUPADA. DRA, EU TAMBÉM NÃO TENHO OS SISOS. O QUE CAUSA ESSA FALTA DE DENTES? OBRIGADA!!!

          1. Em termos de desenvolvimento propriamente dito, não tem nada a ver. Mas uma infecção num dente, por exemplo, pode chegar ao coração via corrente sanguínea (mas isso é outra coisa). A falta de dentes é algo ligado à genética, que não se sabe explicar ao certo… às vezes sobram, às vezes faltam.

  122. Por favor, tenho dentes cariados, mas tenho muita vergonha de ir ao dentista, pois acho que só fazendo a extração do dente? E hoje estou sentindo dores insuportáveis, o que fazer?

    1. Patricia, cárie não é, necessariamente, motivo pra extração. A cárie teria que ser MUITO grande pra se chegar a esse ponto. Compreendo que você não se sinta à vontade pra mostrar seus dentes, mas tenha em mente que o dentista só quer ajudar. Portanto, você deve procurar um. Não há muito que você possa fazer sem ajuda profissional. Gostaria que você lesse esse texto: https://medodedentista.com.br/2010/11/vergonha-do-dentista.html

  123. OI, MINHA FILHA TEM SETE ANOS E ELA TEM E TINHA MUITAS CARIES NOS DENTES DE LEITE, O DENTE DE CIMA OS DA FRENTE UM JA NASCEU, MAS O OUTRO NAO NASCEU, ESTOU PREOCUPADA POIS JA FAZ UM TEMPINHO QUE CAIU, QUANTO TEMPO LEVA PARA NASCER, A GENGIVA DELA NAO TEM NEM SINAL. OBRIGADA.

  124. Boa tarde, professora tenho 15 anos, faço tratamento odontológico desde os meus 8 anos. Quando tinha entre 3 e 4 anos estava em uma fazenda e fui brincar com um cavalo e com consequência desse ato impensado levei um coice , perto da boca onde danificou a raiz do dente, e com isso prendendo o dente incisivo central bem em cima, não permitindo que ele nascesse (resultado da tomografia) e para piorar mais tenho agenesia do incisivo lateral superior ou seja não o possuo. O tratamento odontológico esta em andamento, mas minha dentista viajou para cursar seu pós-doutorado nos Estados Unidos, deixando um de seus alunos da faculdade onde ela da aula, tomando conta do caso. A presente dentista quer que eu faça uma cirurgia para puxar o dente, mais o dentista aluno dela, disse que para ele não precisa fazer a cirurgia agora, por causa de minha idade e por causa que o dente pode vir danificado, então segundo ele é preferível colocar um implante dentário quando eu completar a minha idade adulta e enquanto isso ele irá abrindo espaço para o implante e para fazer a cirurgia para retirar o dente definitivamente. O que devo fazer, fazer a cirurgia ou aguardar? Sua opinião será de suma importância, desde já obrigado.

    1. Gabriel, se bem entendi o seu dente o seu dente “anquilosou” por causa do coice, ou seja, ele se fixou no osso e não nasceu por completo na época em que deveria. Eu acho que, nesse caso, a tentativa de puxar o dente pra fora é de resultado imprevisível… ele pode, simplesmente, não sair… mas até vale a tentativa se você estiver disposto. Se não, o caminho é extrair esse dente, abrir o espaço adequado (como sugeriu o seu dentista) e fazer o implante (já pensando se você vai implantar, também, os incisivos laterais ou se vai fechar todos os espaços e mudar a anatomia dos caninos pra parecerem laterais).

      1. Muito obrigado pela atenção! Mas esta cirurgia seria um tracionamento? É que o dentista já abriu o espaço para o implante, e disse que eu posso escolher agora, em colocar no próprio aparelho dentes provisórios, ate chegar a idade que posso fazer o implante, ou fazer a cirurgia agora. Sei que sempre que possível e viável é recomendado manter os dentes naturais. Mais acho que já que tenho que fazer um implante é melhor fazer os dois e com isso economizar tempo, pois acredito que ficarei bastante tempo com o aparelho para poder consertar o dente que anquilosou no osso. Em sua opinião qual seria o tratamento mais adequado e rápido? Estou meio perdido! Muito obrigado.

        1. Sim, se o dente fosse puxado para fora seria um tracionamento. Mas o dente poderia ser apenas removido, aí seria uma extração (tudo depende do posicionamento intra-ósseo desse dente). Eu acho que se pra você é mais interessante desconsiderar esse dente e fazer os 2 implantes, é uma boa solução.

  125. Olá.
    O meu dentista me recomendou o desgaste dos dois dentes pré-molares superiores, assim eles virariam caninos, já que possuo um canino incluso e agenesia de um dente incisivo lateral. E o canino que possuo também sofreria desgaste e seria adicionado resina nele para se transformar em um incisivo. Concordei com ele pois necessito de um resultado rápido, já que tenho uma inspeção de saúde em um concurso. Na sua opinião nossa decisão foi certa, doutora? Obrigado pela atenção.

  126. Olá… Minha filha tem 8 anos e não teve os caninos de leite inferiores, mas os permanentes estao vindo e causando confusão… de um lado ele nasceu atras de outro e aos poucos foi se encaixando no lugar dele. Do outro lado comecei a perceber um inchaço duro dentro da gengiva e fiquei muito preocupada, aí me lembrei do caninos que ela nao tinha, (pq como os dentes estao juntinhos, causa a impressao de que a arcada dela esta completa). Então pensei que esse calombo pode ser o dente canino tentando nascer… certo? Inclusive um dentinho dela já permanente (incisivo lateral inferior) está ficando mole, ele fica bem de cima ao calombo… isso pode ser o canino tentando empurrar? Não tem o risco dela perder esse dentinho mole? Ou será que esse dentinho que está mole esta assim para se deslocar e depois ele se fixa novamente?? Estou preocupada com isso….

    Agradeço dede já a atenção … e parabenizo pelo excelente trabalho!

    Obrigada
    Claudia

    1. Claudia, o “calombo” pode ser o canino sim. E, se for, por causa da falta de espaço, há uma chance de que ele esteja vindo pra “tomar” o lugar do incisivo lateral permanente, reabsorvendo a raiz dele (o que explicaria o fato do lateral estar mole). Sugiro que você leve a sua filha ao odontopediatra pra avaliar o mais rápido possível… uma radiografia panorâmica é capaz de mostrar o que está acontecendo e, quem sabe, se o problema for esse mesmo, dê pra interceptar a reabsorção da raiz do lateral (lembro que isso é só uma teoria com base no seu relato).

  127. Boa noite.
    Eu possuo um dente canino que está incluso na horizontal, mais ou menos acima do dente incisivo lateral, e eu fui aprovado em um concurso militar onde a ausência de qualquer dente da bateria labial é motivo de eliminação, então não posso extraí-lo sem implantar outro no lugar. Qual é o tratamento aconselhável no meu caso? Gostaria de saber também se há a possibilidade da junta médica me aprovar se eu afirmar que estou em tratamento com aparelho, pois os meus dentes da arcada de cima são um pouco espaçados. Muito obrigado! Continue fazendo esse ótimo trabalho na internet. =)

    1. Bruno, se o seu dente está incluso, não há ausência… ele existe, só não está em boca. Eu acho que esse tipo de regra se aplica no caso de dentes perdidos por cárie ou trauma. Você está usando aparelho? Se sim, me parece um ponto a favor. Mas confesso que regras de concurso costumam ser muito específicas, é difícil dar uma opinião sem conhecer o edital do concurso.

  128. Olá!
    Tenho 18 anos. Descobri, aos 13 anos, a ausência dos dentes caninos superiores. Até então, não havia nada que me incomodasse esteticamente, afinal, apesar da ausência desses dentes, não haviam espaços entre incisivos e pré-molares. No entanto, no mesmo período, começou a surgir o canino direito entre esses dois últimos. No início, era imperceptível, mas com o tempo tornou-se visível quando eu sorria. Posteriormente, nasceu o esquerdo. Porém, a posição dele foi diferente daquele. Ele ficou entre o incisivo central e o incisivo lateral esquerdo. Ou seja, é o menos visível dos dois. Fiquei por um bom tempo remediando o problema, mas só este ano resolvi tratar, pois comecei a sentir um incômodo estético, além de ficar preocupado por conta dos alertas feitos pelo meu dentista. Para mim, se fosse possível a extração dos
    caninos, seria ótimo. Contudo, meu dentista sugeriu a tração dos dois com duas alternativas: tração dos dois caninos para o lugar dos pré-molares, o que, segundo ele, levaria mais tempo, pois o canino esquerdo está muito distante do p.m. esquerdo; ou a tração do canino esquerdo para o lurar do incisivo lat. esquerdo, já que estariam mais próximos (esse canino transposto está exatamente em cima do incisivo lateral esquerdo, formando um ângulo, é claro). Essa última alternativa seria mais rápida, menos de dois anos; um excelente atrativo para quem remediou tanto o problema. Mas, fico com medo dos resultados estéticos, tem questão da assimetria e tantas outras dificuldades que implicam essa escolha. Meu sorriso não teria nem um problema, se nao fosse a presença desses dois dentes transpostos. Não quero que fique algo pior do que já está. Eu optaria pela primeira alternativa, mas levaria muito tempo e a possibilidade de sucesso é pequena, eu creio. A segunda é rápida, mas não sei se os resultados me agradariam. Precisaria de uma remodelação do canino para ficar igual ao incisivo. Minha dúvida recai sobre como ficaria o canino direito no lugar do pré-molar. Acho que eu teria uma assimetria, pois do outro lado ficaria um pré-molar, dente bem diferente do canino. Enfim, gostaria que você esclarecesse melhor essas questões, relatando fatos, caso hajam, para que eu me sinta mais confortável com seus argumentos. Esta semana, farei os exames necessários, a fim de ter bases para a análise do problema. Levarei-os ao dentista e, assim, discutiremos a melhor alternativa. Mas antes, gostaria de ter uma fundamentação para poder argumentar com mais exatidão na hora da consulta. Espero que você me ajude.

    1. Realmente, Carlos… os caninos são dentes que têm uma importância fundamental na oclusão. Portanto, em caso de necessidade de extrações por falta de espaço para o alinhamento dos dentes, eles não costumam ser a escolha (mesmo que sejam os dentes mais tortos presentes). Pelo que entendi, o seu canino esquerdo nasceu na posição errada, entre os incisivos. Em termos estéticos, o ideal seria extrair os primeiros pré-molares e tracionar os caninos para a posição deles, sem dúvida. Mas a ideia de alinhar os dentes, mesmo invertidos, pode dar certo também e ser mais rápida. Nesse caso, o ideal seria que fossem instaladas coroas que mimetizassem a anatomia do dente pretendido: uma coroa com anatomia de canino para o lateral e uma coroa com anatomia de lateral para o canino. A limitação dessa solução fica por conta da estrutura desses dentes, que é bem diferente… o seu lateral é que seria responsável pela função do canino, e isso não é o ideal, já que a raiz do canino é muito mais preparada para o tipo de força que esse dente precisa suportar. Quanto à assimetria, não acho que seja um grande problema… não creio que haverá desvio de linha média, mas pode ser que o seu “novo lateral” (a coroa) fique um pouquinho mais larga do que o deu dente natural análogo do lado oposto. Enfim… é um caso interessante… é bom ter todos os exames em mãos para discutir melhor.

      1. Obrigado, Dr. Ana Tokus!
        Sua perspectiva foi de grande ajuda. No entanto, algumas dúvidas me surgiram: O que são exatamente coroas? Há alguma possibilidade de o pré-molar esquerdo se assemelhar ao canino direito, caso seja feita a tração do canino esquerdo para o lugar do lateral correspondente? Até que ponto eu posso considerar a possibilidade de extrair os dois pré-molares para o realinhamento completo? Meus dentes são ditos grandes; isso teria alguma influência no tratamento? Quanto tempo, em média, leva um tratamento dessa natureza? De perguntas, findo por aqui. Espero não estar sendo insistente demais.
        Para finalizar, agradeço pela disponibilidade em esclarecer indagações referentes a essa área da saúde tão fascinante que é a odontologia. Parabéns pelo trabalho!

        1. Romário, coroas são próteses fixas. Seria feito um preparo (desgaste) tanto no canino quanto no lateral e cada um deles receberia uma coroa com a anatomia “trocada”. Sim, o pré-molar esquerdo poderia fazer o papel do canino, mas a gengiva do canino é mais “alta” que do pré-molar… então, esteticamente, poderia ficar estranho. A extração de pré-molares é muito comum na ortodontia… se seu dentista avaliar que não há espaço para o alinhamento de todos os dentes no arco sem extrações, a indicação é essa. “Dentes grandes” interferem no tratamento sim, exatamente porque ocupam mais espaço. Com relação ao tempo de tratamento, realmente não saberia dizer… as variáveis são muitas. Seria preciso planejar direitinho pra pensar numa estimativa de tempo (qualquer coisa que eu dissesse, sem ter os exames na mão e nem ter examinado você, seria “chute”).

          E obrigada ;). Abraço!

  129. Bem legal esta matéria. Tenho agenesia, fiquei sabendo aos 11 anos quando a minha dentista observou que os meus incisivos laterais e caninos ainda eram de leite. Fiz o RX panorâmico e lembro que ela disse que não havia a germe dos incisivos laterais superiores, pré molares inferiores e 3 dos 4 sisos. Então naquela época como não se falava em implantes ela achou melhor arrancar tds os de leite, tracionar os caninos e fechar as falhas maiores com aparelho, foi bem traumatizante. Hoje, 21 anos depois tenho vontade de melhorar meu sorriso, ja que tb tenho sorriso gengival, mas tenho medo do resultado final ficar muito artificial.

    1. Célia, considerando que você já passou por um tratamento ortodôntico, uma opção interessante para corrigir o sorriso gengival é a aplicação de toxina botulínica na musculatura do lábio superior. Procure um dentista que trabalhe com a técnica na sua cidade e faça uma avaliação.

  130. Ola eu tenho um tunel na minha boca, mas esta doendo muito e fui ao dentista e ele mandou tomar antinflamátrio, mas dói muito, e meu nervo tbm dói, por favor preciso de uma explicação.

    1. Desculpe Isabel… mas o que seria um “túnel”? Uma cárie? Um dente pra fazer canal? Gostaria de explicar pra você, mas não consegui entender o que você quer dizer… se pude ser mais clara, agradeço.

  131. Boa Noite.
    Tenho a ausencia do incisivo lateral esquerdo superior,este dente nunca não,consiste em dizer que não a osso nessa região onde deveria ter nascido o incisivo.Gostaria de saber se posso usar o aparelho fixo para fazer o fechamento desse espaço, podendo assim substituir o canino pelo incisivo?

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista