Os Terceiros Molares e a Pericoronarite

Olá. Post inaugural do blog! Então vamos começar falando dele, do dente do cis… oops! Dente do siso. Mas vamos chamá-lo pelo nome “técnico”: terceiro molar.

Os terceiros molares são os últimos dentes a irromperem (nascerem) nos arcos dentários, lá pelos 18 anos de idade. São 4 no total: 2 superiores, 2 inferiores, 2 esquerdos, 2 direitos… oh, wait… 🙂 Eles se posicionam lá no fundo, são os últimos da fila. Por serem os últimos a aparecerem e, como a boca não é coração de mãe, às vezes falta espaço pra eles. E aí é que começa o problema…

O terceiro molar. Mas pode chamar de siso.

Quando não há espaço pra eles irromperem, eles permanecem dentro da base óssea. Nesse caso, o paciente acaba achando que não possui os terceiros molares, mas uma simples radiografia panorâmica confirma ou não a existência deles.

Ok, mas meus sisos não nasceram. E agora, o que fazer?” Veja aqui.

E quando há espaço e nenhum outro dente impede a passagem, eles irrompem. Durante o processo de irrupção, o problema mais comum que se verifica é a pericoronarite. A pericoronarite é caracterizada pela inflamação da gengiva que recobre o terceiro molar, o que leva a dor local e/ou na região de mandíbula e pescoço, além de dificuldade de abrir a boca (trismo), mastigar e engolir. Algumas vezes causa até dor na ATM (articulação temporomandibular).

O tratamento da pericoronarite consiste na higiene adequada do local, bochecho com anti-sépticos bucais (à base de clorexidina), aplicação de água oxigenada na região (pelo cirurgião-dentista) e, para a dor, analgésicos e antiinflamatórios. Se houver infecção instalada, há ainda a necessidade de antibióticos. Lembre-se: nunca se auto-medique. Procure o seu dentista e ele sim fará o diagnóstico e prescreverá a medicação necessária. Não brinque com remédios, principalmente com antibióticos!

Por fim, quando a infecção estiver controlada, pode-se realizar a retirada da gengiva excedente, através de uma pequena cirurgia.

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Cirurgia

Marcadores:

42 comentários

  1. Ana, parabéns pelo site, é ótimo. Tenho algumas dúvidas… Como diferenciar uma dor de siso nascendo com uma DTM? Siso causa zumbido e sensação de pressão nos ouvidos? Estou sentindo uma dor embaixo da língua também, região do pescoço e garganta. Será que é o siso que está me causando tudo isso?
    Obrigado.

    1. Inácio, o dentista tem que avaliar. Sim, o siso pode causar zumbido e sensação de pressão nos ouvidos, geralmente associados a um processo inflamatório. Se há dor de garganta, também, parece ter mais a ver com o siso do que com DTM. Enfim… procure um dentista pra avaliar.

  2. Boa tarde dra. estou com a gengiva ao redor do 3° molar direto inferior inflamada, doi muito e incomoda, não estou conseguindo fazer a higienização direito, e sempre que faço sangra e tem mau cheiro. Estou muito incomodada com a situação, o que devo tomar?

    1. Procure um dentista pra avaliar. Não acho que seja o caso de remédio (pelo menos não só remédio), deve ser preciso intervir. É bom avaliar junto a um dentista pra ver se é necessário remover parte da gengiva ou o próprio dente, pra acabar com esses episódios recorrentes de dor e inflamação.

  3. Olá Dra! Os quatro sisos nasceram normalmente e até então não tinha tido problemas maiores. Mas ha 4 dias estou sofrendo com o inferior direito e já não sei mais o que fazer. Logo no primeiro dia de dor fui ao dentista de emergência do meu plano e como estou gestante ele só me passou uma anestesia local para que eu conseguisse dormir, amoxilina 500mg e paracetamol 750 mg pra dor. Já no segundo dia apresentei trismo e não conseguia mais fazer a higienização correta do local, pois minha boca não abria nem o espaço de colocar a língua pra fora. No terceiro dia o paracetamol não estava mais ajudando tanto com a dor, antes das 6h recomendadas entre uma dose e outra, o remédio já havia perdido o efeito e a dor já tinha voltado. Comecei a usar o Periogard por recomendação de outro dentista para assepsia, mas ainda não consigo escovar. Enfim, estou com 16 semanas de gestação e queria saber se posso extrair o dente pois não aguento mais sentir tanta dor.

    1. Vanessa, você já está no segundo trimestre de gestação, que é o melhor momento pra atendimento odontológico caso realmente haja necessidade. Se houver indicação e urgência na extração, sim, é possível fazer a extração. Converse com o seu dentista.

  4. Boa tarde Dra, estava com pericoronarite no siso inferior e extrai sexta-feira juntamente com os dois superiores, os dois de cima estão recuperando super bem, mas o inferior que estava inflamado está inchando muito, e foi aumentando no segundo e terceiro dia, não sinto dor forte, apenas o inchaço que incomoda por estar aumentando. Meu dentista saiu de férias na sexta não queria incomodá-lo. Estou tomando amoxicilina e toragesic. É normal aumentar o inchaço?

    1. Isadora, pode ser normal sim, principalmente se durante a cirurgia o seu dentista “mexeu” bastante, removeu osso, etc.. Se não há dor forte ótimo, bom sinal. Procure evitar esforço físico e seguir as orientações pós-operatórias, deve dar tudo certo. 😉

  5. Boa noite, tenho 28 anos e alguns meses atrás começou nascer meu último dente do lado esquerdo. Mas ele só tem aparecido até então a metade. Até aí tudo bem. Mas essa semana comecei a sentir muita dor na região onde está o dente. Pensei que era no local do dente. Mas não é. É em volta dele na parte de trás, embaixo, seguindo para garganta. Estou com dificuldades para comer para abrir a boca. O que pode ser?

    Obrigada!

  6. Boa noite dra. Fiz uma pequena cirurgia por conta da pericoronarite, estou no segundo dia recuperação e estou em dúvida quanto a higienização do local pois não consigo abrir mt a boca, gostaria de saber se é normal e como devo higienizar. Pode me ajudar?

    1. É normal não conseguir abrir muito a boca sim, Paula. Limpe com um cotonete umedecido, apenas superficialmente.

  7. Boa noite, dra.
    Extrai o siso esquerdo há um ano, e há três dias atrás a gengiva onde era o siso está inchada e com o mesmo aspecto da pericoronarite… Isso é possível???
    Minha recuperação do siso foi bem tranquila e sem problemas.

    1. Kamila, é possível uma inflamação local… mas pericoronarite não, porque não há mais dente. Se continuar assim nos próximos dias, procure seu dentista pra reavaliar.

  8. Inicialmente lhe parabenizo pelo site, muito bom! Tenho 19 anos e está nascendo o 3° siso superior direito, não há ou pressinto odor desagradável, mas notei que a gengiva ao redor esta bem inflamada (sensível também), e surgiu aftas perto do siso e em outra região da boca, gostaria de saber se é normal o surgimento dessas aftas ou é algum problema infeccioso. Demora em média quanto tempo para “nascer” por completo? O nascimento dos outros sisos é próximo? Posso praticar atividades físicas como muay thai (gosto bastante rs)? Deste já obrigado! 🙂

    1. Obrigada, Mateus. 🙂

      Dada a situação, pode ser normal essas aftas, sim. Provavelmente ainda não é uma infecção, só uma inflamação, mas é com ficar alerta e procurar um dentista. Se você ainda não fez uma radiografia panorâmica pra avaliar os sisos, a sua é uma boa idade pra se fazer. Os sisos às vezes aparecem na gengiva e não nascem nunca, pela falta de espaço… causando essa inflação gengival recorrente. Por isso é preciso avaliar se há ou não necessidade de extração ou de alguma cirurgia gengival. Se você estiver se sentindo bem, pode fazer atividade física, sim.

  9. Ola, minha esposa fez uma cirurgia no 3° molar e faz 5 dias, ela mesmo seguindo o tratamento com amoxilina e ibuprofeno continua com dores insuportaveis e a garganta tambem esta dolorida, por favor se tiver como ajudar fico agradecido.

    1. Ederson, é esperado alguma dor no pós-operatório… então talvez seja apenas a dor pós-operatória, embora mais severa. De qualquer forma, se ela achar necessário, pode procurar o dentista a qualquer momento pra uma reavaliação.

  10. Doutora, fiz uma cirurgia de extração de dois sisos. Não fica sangrando direto mas, às vezes, quando acordo, há certa quantidade de sangue na boca. Estou no terceiro dia de recuperação. Isso é normal?

    1. Se são episódios de sangramento, e não sangramento contínuo, ok, Ludmila. Em princípio, não precisa se preocupar. Procure não cuspir nem bochechar de hoje pra amanhã, essas ações estimulam o sangramento.

  11. Olá, doutora! Meu dente siso nasceu faz um bom tempo, mas uma gengiva está recobrindo-o. Até ai, tudo bem, o meu dentista disse que eu n precisaria extrai-los já que não estão causando problemas. Porém, hoje, comecei a sentir um certo mau cheiro. Olhei, OK, má higiene e fui com o cotonete com creme dental e depois com o enxaguante bucal. Porém, só há esse mau cheiro, nada de dor. Pode ser uma inflamação? E a gengiva que o cobre está começando a sair…

    1. Isabelle, pode até haver inflamação, mas o cheiro certamente é da retenção de resíduos alimentares. Procure higienizar o melhor possível. Uma dica é usar uma seringa com água pra borrifar por baixo da gengiva.

  12. Acabei de fazer uma pergunta em outro post… mas estou amando esse blog *.* parabéns por ele!!!! Deixa então eu fazer minha outra pergunta… tenho 23 anos e meus dois sisos de cima nasceram sem problemas há uns anos, os dois de baixo acabaram ficando deitados (não sei porque), o da esquerda ficou dentro da gengiva, mas o da direita “nasceu” deitado mesmo há um ano +- (tem um buraquinho pequeno na gengiva e ele deitado dentro do buraco). O problema é que a gengiva em volta desse dente sempre inflama, as vezes até infecciona… o meu dentista disse que eu deveria retirar os quatro (pq eu mordo a boca por não ter os dois de baixo para se oporem aos de cima, eu acho, mas isso não me incomoda), mas dizem que dói horrores e que a pessoa fica séculos inchada e sem poder comer e como os outros três não incomodam não quero mexer neles. Nesse que inflama sempre lavo com água oxigenada na seringa e quando tem pus esfrego com uma gaze até sair (pq o dentista fez isso uma vez no consultório, então passei a fazer em casa, já que foi bem simples). Esse que dá problema preciso mesmo tirar ou tem outra opção? (pensei em algo como costurar o buraquinho de nascimento dele e deixar ele escondido como o do lado que nunca deu nada)… E os outros precisam ser retirados? Obrigada e agora parei com as perguntas por hoje 😀 parabéns pelo blog novamente!!!

    1. Cristina, que bom, obrigada! 🙂

      Não “dói horrores” e nem a pessoa “fica séculos inchada”… cada pessoa reage diferente no período pós-operatório. Quando se extrai um siso, EM TESE o antagonista (dente correspondente a ele no arco oposto) tem indicação de extração, por um motivo simples: um dente sem antagonista não tem função. E o siso não é um dente importante esteticamente, então não havendo importância estética nem funcional… se extrai. É obrigatório? Não… mas se eles não forem extraídos, é preciso acompanhar periodicamente pra ver se eles não começam a “sair da gengiva” pela ausência do antagonista. Eu falo mais sobre o assunto aqui –> https://medodedentista.com.br/2012/10/e-preciso-mesmo-extrair-os-dentes-do-siso.html

  13. Tenho 24 anos e estou sentindo um incomodo, como se fosse uma dorzinha aguda e que não dá tregua em meus dentes de trás, isso pode ser os sisos nascendo?

    1. Embora você já tenha passado um pouco da idade, pode ser sim, Marize. Talvez eles não estejam nem nascendo, mas a dor ter a ver justamente com o fato deles não terem nascido, causando efeitos nos dentes contíguos. Procure um dentista pra avaliar, uma radiografia panorâmica vai ajudar a esclarecer o que está acontecendo.

  14. Olá !
    Meu dente siso inferior direito havia nascido só a pontinha, até ai tudo bem, só que faz uns 3 dias que a gengiva inchou e cobriu todo o dente siso que estava nascendo, dói muito e minha garganta também está inchada e doendo. Quando acordo é difícil conseguir fechar a boca, pois os dentes de cima batem na gengiva que esta inchada, então ao decorrer do dia eu estou tomando nimesulida e um analgésico e escovo os dentes mais vezes para manter o locar limpo, o que acalma um pouco a dor que volta a noite.
    Quero saber se, tomando esse medicamento o inchaço some, ou terei de fazer cirurgia para arrancar o siso.

    Obrigada.

    1. Camila, você parece estar com pericoronarite. Não dá pra afirmar a necessidade de extrair o siso, às vezes o inchaço passa e o dente irrompe normalmente, às vezes é necessário remover parte da gengiva que está sobre o siso e, às vezes, é caso de extração mesmo. Sugiro que você procure um dentista pra avaliar, porque o medicamento apenas alivia os sintomas, mas o trauma continua, já que você continua “mordendo” a gengiva de baixo. Tem um outro texto em que explico melhor a questão da pericoronarite –> https://medodedentista.com.br/2011/11/gengiva-inflamada-por-causa-do-siso.html

  15. Meu dente do siso apontou apenas um pedacinho de nada, e nao posso relar na minha gengiva que dói muito, isso ha mais ou menos um mês, pressionei o lugar com um cotonete e saiu um pouquinho de nada de pus, neste caso eu preciso arrancar o dente? O que eu faço para parar de doer?

    1. Tais, você precisa procurar um dentista pra avaliar e tratar de acordo. A presença de pus não é um decreto de que o dente tenha que ser extraído mas, dependendo do caso, pode ser uma boa.

  16. Doutora, tenho 22 anos, e só agora vejo meus dentes do siso aparecerem, porem o dente do lado esquerdo da parte de baixo esta coberto por gengiva, esta inflamado, o lado do meu rosto doi proximo ao dente, nao consigo abrir minha boca normal, o que seria isso, seria relacionado ao dente ?

  17. Olá.
    Eu estava com pericoronarite no terceiro molar, fui ao dentista e ele não receitou nenhum remédio e marcou a cirurgia para a outra semana. Na semana seguinte fui ao consultório e foi realizada a cirurgia.
    Fiquei com dor nos dois primeiros dias, no terceiro a dor aumentou muito então voltei no consultório com medo de ser algo grave. Ele disse que estava tudo bem e apenas me receitou nimesulida de 12 em 12 horas. Amanhã já faz uma semana da cirurgia, e ainda sinto dor. As vezes ela some, e as vezes volta com tudo, principalmente de madrugada.
    Gostaria de saber se essa dor forte que sinto agora seria pela falta do antibiótico que ele não receitou antes de fazer a cirurgia.
    Alguém poderia me ajudar?

    1. Julia, se seu dentista avaliou você depois da cirurgia e não percebeu nenhuma infecção, não vejo motivo para tomar antibiótico. O que talvez seja necessário é prescrever um analgésico mais forte, pois você só está tomando um antinflamatório. Converse com o seu dentista sobre isso.

  18. Boa noite Dra. Ana Tokus,
    Tenho a pele do rosto marcada por pequenas lesões parecidas com espinhas, já fiz vários tratamentos com dermatologistas e não resolvi o problema. Os “pontinhos” infeccionados ficam nas regiões das bochechas. Tenho um dente siso que não me incomoda, mas está sempre inflamado. Pode o meu problema de pele está relacionado com este dente siso?
    Grato.

    1. Luiz, acho improvável. Se essas lesões fossem de fístulas (por onde seu organismo estaria liberando o pus de alguma infecção, do seu siso, por exemplo), provavelmente seriam muito maiores, dolorosas e com potencial de formar cicatrizes BEM feias.

  19. Dra,

    Posso fazer a cirurgia para remoção do dente do siso mesmo estando com pericoronarite? Isso afetará o efeito da anestesia? A remoção está marcada para terça feira dia 26 de junho (próxima terça). O que posso fazer até lá para melhorar a ferida?

    Por favor, aguardo resposta.
    Bom trabalho

    1. Adelaide, se a infecção estiver controlada, pode. Mas se não puder, o próprio dentista vai informá-la sobre a impossibilidade. Realmente, quando os tecidos gengivais estão muito inflamados/infeccionados a anestesia custa a “pegar”… mas, reitero: o dentista sabe disso e não vai forçar uma situação que possa levá-la a sentir dor de forma desnecessária. Procure, até lá, manter o local higienizado. Você pode usar um cotonete embebido em água oxigenada e passar delicadamente na área em questão.

  20. ola td bem?
    eu preciso muito saber sobre os dentes do ciso !
    eu estou de 7 meses e meio e estou com o dente do lado direito terminando de sair esta muito inchado e dói muito! a parte de trás esta toda coberta por pele e minha gengiva do lado eu ñ sei mais o que fazer! já fui ao dentista do meu posto de saúde e ele me falou para colocar aguá bem quente em cima de uma em uma hora, mas ñ esta dando certo também falou para usar aguá oxigenada misturada com aguá normal e nada ! eu ñ estou tendo uma gestação tranquila por isto ! será que alguém pode me ajudar??
    obrigada

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista