Acupuntura contra o medo de dentista

Acupuntura no dentistaSegundo a Sociedade Americana de Odontologia, 3 em cada 10 adultos têm medo de ir ao dentista. Confesso que achei “pouco”, visto que interajo com esse tipo de paciente já há alguns anos. Claro, é preciso considerar que  a severidade do medo varia da ansiedade à fobia e, felizmente, a fobia é exceção. O que poucas pessoas sabem é que técnicas alternativas, como a acupuntura e a hipnose, ajudam a diminuir a ansiedade e controlar o estresse, tornado a consulta no dentista mais tranquila.

A acupuntura é uma técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa e tem sido usada como aliada no tratamento dentário de quem tem medo de dentista. Parece um contrassenso que uma técnica que utilize agulhas seja capaz de ajudar a combater o medo, mas pacientes afirmam que as agulhas não causam nenhum tipo de dor e/ou incômodo.

Para o presidente da Câmara Técnica da área de acupuntura do Crosp (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo), o cirurgião-dentista Helio Sampaio Filho, a acupuntura visa o equilíbrio geral do organismo do indivíduo. “As agulhas são colocadas em alguns pontos espalhados pelo corpo todo, dentro dos meridianos, que consistem em vias por onde circula a energia. Dentro desses meridianos, existem alguns pontos que quando estimulados por agulhas, são mais apropriados para relaxar, melhorar a questão da ansiedade e do medo também”, afirma.

A técnica pode ser feita na própria cadeira do dentista – ainda que alguns destinem uma sala apenas para isso – e a duração da sessão varia entre 30 e 60 minutos de acordo com o caso de cada paciente. Alguns especialistas também procuram fazer algumas sessões antes mesmo de começar o tratamento odontológico. “Quando essa questão do medo e ansiedade é muito forte, o paciente pode fazer de três até cinco sessões de acupuntura antes de iniciar o tratamento até que ele se sinta mais tranquilo e confiante”, afirma o dentista.

Sem contraindicações, a acupuntura também é indicada para outros casos além do medo de ir ao dentista, dentre eles: alergia a anestesia, disfunções temporomandibulares, bruxismo, paralisia facial, nevralgia do trigêmeo, aftas, reflexo de regurgitação, náusea e no tratamento de pacientes com doenças mentais.

“Pacientes com paralisia cerebral, por exemplo, têm muitos movimentos involuntários, o que torna o tratamento odontológico mais difícil. Com a acupuntura, eles ficam tão calmos que às vezes não é preciso colocar faixas de contenção durante o tratamento”, aponta Maria Cristina Borsatto, professora-titular de Odontopediatria e de Acupuntura da Faculdade de Odontologia da USP de Ribeirão Preto.

Via UOL

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Apoio Psicológico

Marcadores:

73 comentários

  1. Doutora, eu tenho que fazer um canal e gostaria de saber se eu posso tomar algum calmante pra me ajudar com o nervosismo e se sim, qual o que pode me indicar?

  2. Oi doutora, eu to com umas manchas amarelas e brancas no dente, acho que de tartaro. Qual o procedimento que o dentista tera de fazer para tira-las? Obrigado!

    1. Fernando, se for tártaro mesmo, é preciso fazer raspagem ou com curetas ou com uma aparelho chamado ultrassom (ou até as 2 coisas). Procure um dentista pra avaliar, pode nem ser tártaro, apenas manchas.

        1. Depende… às vezes não é preciso tratamento, a não ser pela questão estética, se a pessoa se incomoda. Aí depende do tipo de mancha, se não for possível remover com ultrassom, por exemplo, pode ser preciso restaurar. Mas cada caso é um caso, é preciso avaliar.

  3. Olá. Há uns meses eu venho com um problema na minha gengiva… Ela ta inchada e doendo em algumas partes que fica dificil ate de escovar, passar fio dental então fica quase impossivel, mas mesmo assim eu escovo os dentes sempre depois que eu como algo, uso o fio dental (com mt dor) e o enxaguante. Ja fui no dentista 3 vezes fazer limpeza e quando parece que ta melhorando, começa a doer tudo de novo. Nao existe algum remédio ou alguma outra coisa porque eu ja nao sei mais o que fazer. Obg!

    1. Thais, e quando você foi ao dentista, o que ele disse que era? Gengivite? Porque gengivite, via de regra, não dói… então é estranho que doa tanto pra passar o fio dental, a não ser que você esteja forçando muito o fio contra a gengiva e machucando.

      1. Sim, eu fui em dois dentistas, eles só olharam e falaram que precisava fazer uma limpeza e eu fiz. Mas acho que nem falei nada porque achei que era normal doer. E não, eu passo o fio dental bem devagar… Pode ser alguma coisa séria? Porque to sem condiçoes de ir ao dentista agora de novo. :/

        1. Não é normal doer. E sua alimentação… você tem comido coisas mais ácidas, por exemplo? Está tomando alguma medicação? Sua saúde geral está ok?

          1. Ola Ana, primeirante desculpa, porque aqui nao é o lugar certo para a seguinte pergunta que eu lhe faço: coloquei o fixo ontem, mas apenas na parte inferior, e tipo, o meu dentista colocou em todos os dentes, menos nos ultimos 2 de cada lado da arcada dentaria inferior. Isto é certo ? p.s: meus dentes de baixo nao sao bem alinhados, obiviamente, vc acha que ele venha colocar nos ultimos 2 dentes depois que os que ja estao com o fixo se alinharem em relação aos 2 ? Obrigado.

          2. Ribeiro, geralmente segundos e terceiros molares não entram no tratamento ortodôntico, mesmo. Se você não tiver os sisos (terceiros molares) inferiores, pode ser que seu dentista pretenda colocar bandas ou bráquetes nos primeiros molares ainda, numa próxima sessão. Converse com o seu dentista.

  4. Eu não tenho medo de dentista, o que eu tenho ainda não tem nome, talvez pânico chegue perto. É muito medo mesmo. Na verdade, é medo da “turma de jaleco” em geral, mas o que sinto pelos dentistas deveria ser estudado. O pior é fui uma frequentadora assídua dos 7 aos 14 anos, tempo que usei aparelho, foram 5 idas ao dentista apenas para que ele conseguisse que eu abrisse a boca, mais uma meia dúzia de visitas para conseguir fazer o molde, precisava tirar 2 dentes e só foi possível pq tive que fazer a cirurgia por causa da adenóide e o dentista extraiu os dentes durante a cirurgia, caso contrário nada feito. Eu era uma criança e o ‘problema’ era compreensível para as pessoas ao redor, hoje eu sou uma mulher de 32 anos, mas o medo é o mesmo e a compreensão das pessoas inexiste, inclusive e principalmente dos profissionais. Eu preciso ir ao dentista, eu sei, ocasionalmente tenho sentido dor em 2 dentes, mas simplesmente não consigo encarar a cara de repreensão do profissional por perceber que não me consulto há anos (90% por medo e 10% por questões financeiras) e o risinho de escárnio quando digo que estou profundamente apavorada. Falta humanização nos profissionais, compreensão de que as pessoas são diferentes, reagem de maneiras diferentes às situações e que ainda assim precisam de cuidado e respeito. Não consigo imaginar um profissional aqui na minha cidade que pensasse em agregar ao seu consultório um serviço como esse da matéria…

    1. O que você tem se chama fobia, Fernanda. E eu acho que o que falta – além de um acompanhamento psicológico – é você encontrar o dentista certo pra te ajudar (acredite, existem dentistas preparados e dispostos a ajudar pessoas que têm fobia). Pelo IP do seu computador vejo que você está em Campo Grande-MS, mas infelizmente não tenho nenhum dentista cadastrado aí… tenho em Nova Alvorada do Sul (Dr. Rivaldo Alves Junior –> [email protected] ). É longinho, mas talvez a solução do seu problema esteja aí. De qualquer forma, vou continuar procurando um dentista que atenda pacientes com fobia em Campo Grande pra você (se a cidade for outra me avise, fui pelo IP). Abraço!

  5. Good noite, doutora 🙂
    Queria saber qual cor de borrachinha devo colocar no aparelho? Vou pôr o aparelho e me disseram q branca mancha rápido e parece q a gente ta com dentes sujos. Amarela dizem q fica dente amarelado de muito café… Cores escuras, como preto, parece carie ou dentes podres. Vermelha parece q é sangue nos dentes. To ficando sem opção assim… rsrs… Outra coisa, se a borrachinha soltar enquanto escovo eu mesmo posso colocar de volta com a pinça? Meu amigo disse q o dentista dele cobra multa de R$ 10,00 pra cada borrachinha ou braquet q solta.

    1. A cor que você quiser! A “graça” é justamente essa. 🙂

      As brancas realmente mancham rápido, não recomendo, assim como as transparentes. Mas as demais, sem problema. Preto não parece “dente podre”, eu adorava usar quando usava aparelho. A amarela mantém bem a cor durante o mês e é bem diferente do amarelado de dentes amarelos… a vermelha é linda e não parece sangue, não… e tem uma opção enorme de cores, azul, rosa, roxo, liás, verde…

      A “borrachinha” dificilmente se solta sozinha, e quando se solta é porque arrebentou. Então nem é o caso de colocar sozinho.

  6. Sim Dra. Ana, vc está certa. Não vou desanimar não 😉

    Bom, o essencial você tem: as pessoas confiam em vc, mesmo a distância e você sabe exatamente como ajudá-las. Qualquer projeto educativo, além do blog, vc fará tão bem quanto.

    Que a sua motivação pelos estudos e pessoas esteja sempre com vc nessa jornada dental rs, e que você continue colhendo os melhores frutos disso 😉

    Um grande abraço

    🙂

  7. Oi Dra,

    Agradeço novamente o seu interesse, a sua explicação e objetividade.
    Você tem uma característica profissional que poucos têm: desperta coragem àqueles que por vergonha ou falta de informação evitam os dentistas a todo o custo; e pessoas como eu, que não têm medo de dentista, mas perderam a confiança.
    Eu não sei se vc é educadora profissional também, mas vc desempenha esse papel online. É impressionante ler as postagens das pessoas, e ver como elas levam a sério a sua ajuda.

    Eu estive muitos anos com o mesmo dentista, e eu nao sou um exemplo de higiene bucal, e tampouco culpo os dentistas pelos males dentais dessa vida rs, mas estou muito insegura e decepcionada.

    Ao longo dos meus 30 anos e alguns de apertamento dental, sofri pequenas fraturas nos dentes e que foram facilmente solucionadas. Exceto por dois molares (o de cima e o de baixo na mesma direção), que são mal posicionados e esses sofreram mais com as fraturas do meu apertamento dental. Eu sempre fui orientada a apenas usar a placa e aprender a conviver com a minha condição, melhorando o meu estresse. Mas essa pressão, mesmo com a plaquinha, prejudicou esses dentes a ponto de eu fazer o tratamento endodontico para aliviar a dor que eu sentia pela manhã.

    Feito isso no molar de baixo, o mesmo aconteceu dois anos depois com o molar de cima.
    Eu continuei sentindo pressão pela manhã, algumas vezes na semana, mas o dentista dizia que era posicionamento e o bruxismo. Fui convivendo… Ele tbm “desgastou” bastante esses dentes para atenuar o contato, enfim.
    Uma dor diferente apareceu um ano depois da endo, e nada foi visto na radiografia, segundo ele. Foi quando tive a fratura semanas depois (eu mostrei o primeiro raio-x e ela viu uma microfratura na raiz. Já ele e a equipe dele não).
    E para minha surpresa, o outro molar que recebeu o primeiro tratamento endodontico está com o conduto parcialmente obturado e alguma coisa periapical, segundo o laudo.
    Ou seja, fui ver o dente fraturado e descobri outro problema.
    Perdi a confiança no meu dentista, e encontrar outro que lhe faça ficar tranquila é muito difícil. As opiniões são divergentes, um fala de implante e outro de bloco, mas a iniciativa da tomografia foi minha, e mesmo assim marquei uma consulta com um otorrino para conseguir isso.
    Eu como leiga, e agora me informando um pouco, imagino que uma tomografia desde o início resolveria problemas como os que estou passando agora. Pois nao se trata apenas de resolver o que houve nos dentes, mas sim ter confiança de novo, como essa que me deixa à vontade para compartilhar a minha história com você.
    Enfim, não culpo ninguém, mas todos temos responsabilidades e deveres. E eu já nem sei mais qual é a minha e a do dentista.
    Espero encontrar algum profissional como vc no meio caminho.

    Abraços e ótima semana Dra. Tokus

    1. Obrigada, Giovanna. <3 Acho que as pessoas levam a sério minha ajuda porque eu levo a sério o problema delas. Até eu me espanto às vezes, pois elas não me conhecem... mas confiam em mim. Então acho no mínimo justo corresponder a essa confiança. Eu não sou professora nem nada, mas gosto de explicar as coisas... vai que um dia eu acabe dando aula? Pode ser.

      Quanto ao seu problema, a tomografia é um exame 3D que traz MUITO mais informação que uma radiografia. Então sim, talvez se tivesse sido feita a tomo, o problema teria sido detectado antes. Em radiografias nem sempre dá pra ver fraturas, porque depende do ângulo de incidência do feixe de raios X. Sua frustração é compreensível, mas agora é resolver isso aí!

      Obrigada pela confiança, desejo que esses problemas se resolvam logo. Abraço! 🙂

  8. Bom dia, doutora Tokus.
    Só mais uma observação / pergunta. Uma tomografia no meu caso é indicado? Eu posso fazer esse exame pedido por um otorrino? Pois assim o meu convênio médico cobre. Esse exame serve para o dentista e o otorrino? Queria muito morar perto do seu consultório. Muito… :/

    1. O otorrino pode pedir a tomografia, sim. Mas não é tomografia “médica” (convencional), é do tipo cone beam. E olha, nenhum convênio pode se negar a realizar exames (de imagem ou de laboratório) pedidos por dentista.

  9. Oi dra., tudo bom?

    No mês passado eu pedi a sua opinião sobre um incômodo em um dente tratado o canal.
    Os dentistas sugiriram várias possibilidades, como dor no dente ao lado etc etc.
    Nesse meio tempo após radiografias, eu adquiri uma nova placa de dormir para o meu apertamento dental, pois eles sugeriram que isso poderia resolver essa “dor”.
    Isso persistiu, e não sabia mais a quem recorrer, acreditei que era crônico.
    Duas semanas atrás sofri uma fratura nesse molar, enquanto eu comia. Não senti dor, mas a doutora que me atendeu desta vez disse que já havia uma fratura na raiz (ela viu no raio-x que eu tirei logo no início dessa queixa).
    Não sei como é possível 3 dentistas verem um raio-x e não verem isso.
    Ela disse que talvez seria exodontia.
    Ela removeu o fragmento solto, e em seguida fiz raio-x com laudo. O resultado é sugestão de fratura radicular, mas foram repetidos 4 raio-x porque não ficaram bons.
    Fui a mais duas novas dentistas, antes de voltar nesse última. Uma quer extrair e por implante a outra disse que nao consegue ver o raio-x e que previsava saber quanto de dente se perdeu, pois senão pegou “lá em cima” é possível por um pino e ficar com o dente até quando der.
    A última que me extraiu o fragmento, tbm disse que não consegue ver o raio-x, mas que é possível fazer o molde desse pedaço e manter o dente.
    A título de curiosidade, a que sugeriu o implante me deu um orçamento de 3500 reais, enquanto a que quer salvar o meu dente me deu o orçamento de uma resina onlay (nao lembro o nome), por 500. Farei algum procedimento periodontal pelo convênio para receber essa resina.
    Nesse momento, comecei a sentir um incômodo no seio maxilar perto do nariz. Não é dor, e eu tenho rinite. Mas receio que posso ter alguma relação com esse dente.
    Gostaria da sua opinião, pois quero salvar o dente, mas me sinto perdida.
    Obrigada.

    1. Giovanna, não é muito fácil de se ver uma fratura dentária em radiografia, porque nem sempre o ângulo de incidência dos Raios X é capaz de mostrar a fratura. Nesse caso, a tomografia é mais adequada, pois é um exame em 3D. Então antes de optar pela extração, seria interessante uma tomo pra confirmar até onde vai essa fratura e se há possibilidade de fazer apenas um bloco (onlay). Se der, melhor. Rinite e sinusite andam de mãos dadas, então não dá pra afirmar, pelo seu relato, que o incômodo que você sente tenha a ver com o dente.

  10. Finalmente consegui iniciar meu tratamento, obrigada Dra. Ana por este blog, muito esclarecedor. Da lista marquei com vários, depois de um pré-atendimento via e-mail iniciei o tratamento com a Dra. Vanessa Mussolini, que me ofereceu um atendimento muito humanizado, as primeiras consultas foram punks, demorou para me sentir confortável, mas agora estou muito calma, o atendimento e o relacionamento do profissional pra mim foi crucial. Agradeço demais a Deus por vocês doutoras. Obrigada.

    1. Fico feliz, Patricia… que bom poder ajudar de alguma forma. Eu conheço a Dra. Vanessa, trabalhei com ela há alguns anos. Você está em ótimas mãos. 🙂

  11. Boa noite! Meu dentista quer colocar o aparelho fixo primeiro e só depois de meses (5 a 6 meses) fazer a extração dos 4 cisos superiores e inferiores, que no meu caso estão todos impactados e é preciso extrair, segundo o próprio dentista. Então o correto não seria ele extrair os cisos antes de colocar o aparelho, ja que eles estão impactados impedindo o alinhamento dos outros dentes??
    Obs: daqui uns meses também vou ter que fazer uma cirurgia pois meu canino superior esquerdo esta incluso.

    1. Rafa, quem determina quando e se os sisos precisam ser extraídos é o dentista. O fato deles estarem impactados não impede o alinhamento dos outros dentes.

  12. Olá doutora!

    Estou um pouco preocupado, pois não consegui dormir esta noite por conta de sensações estranhas no meu lado esquerdo da boca!
    Quando ia tentar dormir, comecei a ter dores no meu dente molar inferior esquerdo (que por acaso está, de certa forma, exposto, por conta de abertura), e então, como tinha mesmo de dormir, fui tomar um comprimido para as dores, seguido de um copo de água. A sensação que senti nesse dente foi super estranha, enquanto bebia o copo de água. Quando o acabei, a dor simplesmente tinha desaparecido, mas começou algo ainda mais estranho: TODO o lado esquerdo da minha boca ficou DORMENTE (parece que era anestesia) por aproximadamente 25 minutos.
    O que pode ser doutora? Quais as suas recomendações?
    Obrigado!

    1. Gonçalo, duas hipóteses: problema de canal (pelo alívio da dor com água fria) OU algo de origem neurogênica. Eu apostaria no mais simples, visto que você diz que o dente está aberto. O sensação de boca dormente pode ter a ver com algum “inchaço interno”, digamos assim, que momentaneamente comprimiu o nervo alveolar inferior. Em resumo: procure um dentista pra avaliar e tratar esse dente de acordo assim que possível .

  13. Oi Dra. Ana. 🙂
    A sensibilidade do dente é algo forte (nunca senti isso antes, e o tratamento mais invasivo que eu fiz foram esses dois canais por conta da quebra sucessiva de restauracoes nesses dois dentes).
    É uma dor aguda (mas suportável) ao beber quente, e diminui pouco a pouco. Parece ser o dente tratado, pois a dor é nele :/
    Obrigada de novo 🙂

    1. Então pode haver uma alteração, mesmo. Nem sempre quando um dente dói, a dor é nele… explico: não é incomum que um problema de canal em um dente cause dor no dente ao lado ou no correspondente a ele no arco oposto (antagonista), e não no dente, em si. Por isso é preciso avaliar com bastante cuidado.

  14. Verdade! Obrigada pela resposta. Na verdade nao sinto dor no dente do siso, so estou com inchaco no rosto naquele osso da mandibula abaixo da orelha e ingua no pescoço, que as vezes incomoda mas nao doi muito. A dentista do ps disse que estava parecendo mais caxumba e me mandou ir no medico pq devido a ansia nao consegui tirar rx. Ja o medico acha que é o siso, e notou a ingua, porem nao pediu exames, ha 6 dias to tomando anti-inflamatorio mas nao desincha. As vezes o que doi é a cabeca, final da lingua, pescoço e nuca. Solicitei uma panoramica a minha orto, ela disse q nao precisa, que ja tem a da documentacao, queria saber o que tenho de fato e se ele esta inflamado agora, de repente nem é o dente.
    Obrigada Doutora.

    1. O interessante é o que o médico acha que o problema é dentário e a dentista acha que o problema não é dentário. 😉

  15. Olá Dra. Ana,

    Sou muito curiosa pelas perguntas e respostas, além de suas postagens, claro.
    Eu tenho um problema e creio que você possa me sugerir alguma coisa.
    Eu tenho dois molares (um em cima outro embaixo na mesma direção) que eu tive que “mexer” algumas vezes (especialmente o de baixo). Eu tenho apertamento dental algumas vezes na semana e faço uso da placa (às vezes).
    Por conta do posicionamento e apertamento, esses foram os únicos dentes que resultaram em tratamento endodontico.
    Eu tenho quase 30 anos (não sei se é uma informação relevante, mas enfim), e os dois tratamentos foram feitos respectivamente em 2012 (molar de baixo) e 2013 (o de cima).
    Há duas semanas estou sentindo dores no molar de cima ao beber quente. Procurei o dentista que tratou o meu canal, foi feita a radiografia e não consta nada de anormal. Ele disse que era sinusite e queria que eu tomosse antibioticos, mas me recusei a fazer uso de um medicamento forte, sem saber a real causa do problema. Sai de lá desapontada e preocupada.
    Fui à minha dentista geral (ela não trata canal) e ela verificou a minha radiografia e tbm disse que o canal aparentemente está ok.
    Ela disse que pode ser um dente vizinho, mas ao fazer os testes sinto apenas uma sensibilidade no dente ao lado (eu tenho sensibilidade nos dentes), e a dor realmente parece vir do dente tratado.
    Eu não gostaria de me submeter a um retratamento de canal e depois descobrir que era outro dente.
    A dor não é insuportável, mas incomoda em alguns momentos e principalmente com quente.
    O que pode estar acontecendo?
    Agradeço muito.

    1. Giovanna, que tipo de sensibilidade você sentiu no dente ao lado? A “normal” (a mesma que você sentiria em outros dentes) ou ou alterada (mais forte e que demora pra passar)? Porque pela sua história, me parece que o problema possa ser em algum dente próximo, mesmo que a sensação de dor seja no dente com canal tratado.

  16. Doutora, estou apavorada. Como falei acima, coloquei o aparelho inferior e começou a girar os dentes. O problema é que antes de colocar eu perguntei a dentista se eu ia precisar excluir os 4 sisos inclusos, que nao queria fazer isso por problemas de saude. Ela disse que nao seria preciso pq os inferiores estavam deitados dentro do osso, nao movimentariam etc. Depois que coloquei o aparelho ja mudou de figura, ela disse “vamos acompanhar, se precisar extraimos”, mas nao me avisou desde o início. Agora assim que ela colocou o aparelho inferior meu dente do siso inflamou e deu ingua no meu pescoço, a dentista ta de ferias, fui no pronto socorro, o medico receitou anti-inflamatorio, nao sinto dor no dente so inchaço e dor no pescoço. Porem ele pediu para eu tomar durante 3 dias, e nao desinchou. Continuei por mais tres, mas nao ta melhorando. Estou com medo, pois nao ando com a saude boa, em uma extracao mais simples ja tive complicacoes, hemorragia e nao conseguia tomar os remedios, me davam reverterio por nao ter nada solido no estomago, demorou cicatrizar, o sangue que eu engolia me dava refluxo, sofri muito. Imagina extrair um dente incluso, deitado? E o pior, fui no pronto-socorro dental tirar um rx e nao consegui, tenho ansia ate ao escovar a regiao que ficam os dentes do siso, como vou conseguir que o dentista tire desse modo dando ansia? Estou tao preocupada… liguei pra dentista, ela disse que nao foi o aparelho que interferiu no dente do siso, mas como se nunca deu problema, e foi so colocar aparelho o dente inflamou, a impressao que tenho é que o antecessor o empurrou com a força do aparelho. Nao sei o que fazer, nao consigo extrair com ansia, tenho medo de anestesia geral, tenho medo de nao conseguir tomar medicacao e ter uma infecção grave. Mas tambem tenho medo de nao extrair e isso piorar. O que faço, pelo amor de Deus?

    1. Cristina, CALMA. Você percebe que o seu desespero todo está baseado em possibilidades? “SE” tiver que extrair, “SE” tiver que tomar remédio, “SE” der hemorragia. Essas são situações que até podem vir a ocorrer, mas por enquanto elas não existem. A dor no seu siso realmente não me parece ter nada a ver com o aparelho, acho que é tudo uma grande coincidência. Acho que a possibilidade de extração sempre houve, o que ocorre é que essa possibilidade aterroriza você, então quando sua dentista disse lá no início que achava que não, você tomou isso como verdade absoluta (o que é totalmente compreensível), mas às vezes é preciso considerar o andamento do tratamento ortodôntico pra tomar essa decisão… nada em se tratando de organismos vivos é absoluto. Eu acho que você precisa se preocupar com uma coisa de cada vez, e o “problema da vez” é o seu siso doendo. Pode ser uma pericoronarite, que é a inflamação da gengiva por cima de um siso que está nascendo. Se for, é questão de tratar. Converse com a sua dentista, pode ser necessário fazer uma limpeza específica no local, também.

  17. Olá Dra. Ana
    Fiz uma restauração dos dentes frontais com resina, e durante o procedimento o dentista utilizou uma fita. Ele concluiu a restauração e agora tenho a sensação de que ficaram pedaços de fita colados no dente, consigo sentir ao passar a língua. Isso é normal? Ficou assim por ser nos dentes frontais? Caso seja fita mesmo ela não sai mais por causa da resina?
    Desde já agradeço.

    1. Angela, não acho que seja a fita não, provavelmente há algum excesso de resina ou adesivo. É possível remover com um polimento. Procure seu dentista e relate o problema.

  18. Dra. Ana Tokus, eu fiz uma pergunta nesse post sobre extração de pré-molares mas não consegui responder ao seu comentário.

    Agradeço pela sua resposta. Mas agora tenho outra questão rs. Eu decidi pela extração dos pré-molares, sendo que dia 12 de dezembro será meu casamento e até lá os espaços não estarão fechados. E eu queria extrair logo, porque já estou mais de 6 meses de aparelho, e quanto mais demorar p extrair, mais tempo irei ficar de aparelho.

    Então eu queria saber se é possível para o dia da festa eu por coroas provisórias ou qualquer coisa que disfarce os espaços e depois tirar. Porque ninguém merece sair banguela nas fotos do próprio casamento kkk.

    1. É possível sim, Raquel. Você pode usar uma ponte removível provisória. É algo discreto e que vai resolver seu problema no dia da festa. Basta moldar você e fazer a prótese alguns dias antes do casamento. 🙂

      1. Olá doutora, como vai ? Tenho 14 anos e estou usando o hyrax faz 25 dias, e já parei de fazer as ativaçoes diárias, (que eram 2x manhã 2x noite,) faz 15 dias, sob recomendação do meu dentista, e no dia da ultima ativação, ele me disse que 15 dias depois (ou seja, mais ou menos hoje) o diastema iria se fechar por total. E pelo que eu percebi, ele já se fechou um pouquinho, mas é algo que nao se percebe muito, e eu estou com esta “falha” ridicula ainda. Gostaria de saber se ele se fechará nos próximos dias sozinho, ou só se fecha por total com o aparelho fixo ? Obrigado.

        1. Seu dentista deu uma estimativa, Ribeiro… não dá pra dizer ao certo quando diastema se fecha. Geralmente parte dele se fecha de forma espontânea, depois que as ativações do aparelho terminam e ele é travado, e o que faltar se fecha com o aparelho fixo. É natural que você não esteja nada satisfeito com a “falha”, mas é excelente que a disjunção tenha ocorrido a contento. Agora é aguardar seu organismo agir e, depois, fechar o que sobrar – se sobrar – com o aparelho.

          1. Ah, muito obrigado, então não há nada que eu possa fazer além de esperar, né ? Dia 20 vou voltar lá, não vejo a hora disto fechar. De qualquer forma, muito obrigado ! 😀

            E uma última pergunta, dia 20 ele me pediu para ir lá e pagar a manutenção, eu posso criar esperanças de já colocar o aparelho fixo no proximo dia 20 ? Ou o aparelho só se coloca depois ?

          2. Acho improvável que seu dentista vá instalar o aparelho fixo já… afinal de contas seu Hyrax acabou de ser travado. Mas converse com ele… quem sabe? 🙂

  19. Ola, Doutora. Como vai?

    Tenho algumas dúvidas pode me ajudar?

    Estou usando aparelho, primeiro coloquei na parte de cima pra abrir espaço pra colocar embaixo. Semana passada minha Orto colocou o aparelho embaixo até o dente antes do primeiro molar, sem as bandas, apenas bráquetes com fio, mas do lado esquerdo os 3 dentes que antecedem o primeiro molar estão girando pra baixo/frente, preciso fazer uma prótese no molar pra poder colocar a banda do lado esquerdo, e do lado direito ela ainda não colocou a banda porque não tem espaço, é normal girar assim? Sinto dor ao mastigar.

    Qual seria a solução? Tirar o fio ate eu fazer a prótese, ou deixar como esta? Pois colocar a banda no dente sem a coroa é inviável, já coloquei, ela soltou e de tanto entrar pra dentro da gengiva ao mastigar, inflamou minha gengiva. Pergunto porque outra vez ela colocou mesmo eu dizendo que machucava, é capaz que queira colocar novamente no meu dente que necessita de coroa, mas ele esta fraco, acho que não aguenta a banda ainda.

    Outra dúvida, é que tenho 3 terceiros molares, os dois inferiores estão deitados para dentro do osso, e o superior esquerdo esta na posição normal porem não erupcionou. Minha Orto disse que os inferiores por estarem dentro do osso não vão sair causando problemas, então não será necessário extrair, e eu disse que prefiro monitorar o superior ao invés de extraí-lo, ela disse que tudo bem, que por enquanto não vê necessidade de extrai-lo, se houver me informará ao longo do tratamento. Será que isso é certo? Tenho minhas duvidas porque anteriormente outros dentistas que consultei queriam extrair os 4. O que você acha? Quais as consequências da não extração?

    Muito obrigada!

    1. Cristina, é normal girar, o aparelho já está trabalahndo e movimentando os dentes. A dor é por causa da própria movimentação. Se colocar a banda sem a coroa é inviável, creio qiea solução pe fazer logo uma coroa, melhor até que seja provisória, aí depois de concluído o tratamento ortodôntico você faz uma nova, de melhor material. Se sua dentista julga ser possível apenas acompanhar o seu siso superior por enquanto, ok, não temos razão pra duvidar dela… e se é possível acompanhar, não há urgência nem consequências imeditas para a não-extração. Se houver qualquer alteração, ela certamente indicará a extração.

  20. Eu tenho quase toda certeza que é o canino na parte superior, eu fico imaginando quando for ao dentista, se ele arrancar o dente, vou ter que evitar muito sorrir ou mostrar os dentes ao falar, por isso o medo, aposto que seria zoada por metade da classe… O que me aconselha, Ana?

    1. Se o dente permanente estiver ok pra nascer, isso vai acontecer logo. Se não, o dentista não vai simplesmente extrair seu dente de leite e deixar o “buraco” lá… ele vai propor alguma solução, pode ter certeza. Procure logo um dentista, até pra você ficar mais tranquila a respeito.

  21. Olá Dra. Ana, aos 14 anos é normal o dente ainda ser de leite e possivelmente ficar muito mole não apenas por coisa passageira (meu caso)? E se cair, demorará mais a crescer por causa exatamente da idade?

    1. Marcela, depende de que dente estamos falando… mas pode ser normal, sim. Não, se o dente cair ele não vai demorar mais a nascer por causa da sua idade. Sugiro que você peça pra um responsável acompanhá-la ao dentista pra avaliar e ver se está tudo normal, mesmo.

  22. Oi, boa tarde! Eu queria tirar umas dúvidas, eu sei que não tem muito a ver com o post, mas eu não sei onde perguntar rs.

    Estou usando aparelho pela 3° vez e dessa vez estou pensando em extrair 4 pré-molares, só assim vai dar jeito.

    Mas eu tenho uma conhecida que fez isso e alterou muito o perfil dela, a boca murchou, caiu, sei lá. Eu morro de medo disso acontecer comigo, pq eu não tenho tanto bico, meu perfil não é tão alterado por conta dos meus dentes. Por isso estou em dúvida.

    Se eu extrair, eu queria saber se dá para controlar as forças, puxando os dentes da frente para trás até a metade do espaço, a outra metade, puxar os dentes de trás pra frente ou colocar resina pra tampar o buraco rs. Ou seja, eu só queria usar a metade de cada espaço p poder nao alterar tanto o perfil, mesmo que meus dentes nao fiquem tão bem alinhados quanto ficariam se usasse o espaço todo.

    Meu problema é que tem muito dente pra minha arcada, mas eu não tenho nenhum apinhamento, eles só deveriam chegar pra trás.

    Minha outra dúvida é que faltam 6 meses para meu casamento. Nesse tempo a metade do espaço já dá pra fechar? E a outra metade eu posso usar resina ou algo pra tampar, só para o casamento depois tirar e voltar o tratamento normal?

    1. Raquel, e o que o seu ortodontista acha a respeito? Ele acha que o seu perfil vai ficar alterado se você fizer extrações? Ele sugeriu essas extrações?

      1. O dentista que sugeriu. Disse que é um tratamento compensatório, algo assim. E que esse é o tratamento mais indicado pra mim. Sem as extrações não irá adiantar muita coisa. Ele disse que irá alterar meu perfil, não muita coisa. Mas não dá pra saber como eu vou ficar no final 🙁

        1. Hum, entendi. Você provavelmente tem uma inadequação óssea, mas algo pequeno pra se fazer cirurgia. Então seu dentista quer fazer uma tratamento apenas dentário compensando o problema ósseo, o que é bem comum. Bom… um pouco, realmente, o seu perfil deve se alterar. Mas “alterar” nao quer dizer, necessariamente, “piorar”… pode ser uma mudança pra melhor. Acho que é questão de você conversar direitinho com ele e vocês decidirem juntos se esse é o melhor caminho. Me parece que pode ser, sim.

  23. Dra.,
    Confio no meu dentista, mas estou com uma dúvida. É sobre uma tal de DVO, rsrsr. Ele me explicou, calmamente. Algumas coisas entendi, outras “fiz” que entendi. Se tivesse perguntado mais, ele teria explicado. Mas fiquei com vergonha e vim aqui.
    Pelo jeito que ele falou, vou até rejuvenescer, mas a prótese vai dar um pouco de trabalho. Ele não falou bem assim, mas a gente percebe pelas palavras. Disse que vai ser um processo e que ele vai trabalhando nela conforme a evolução do caso e minha adaptação… Enfim, acho que até meu jeito de falar vai mudar e no começo vai ser difícil. Ela vai ser colocada sobre alguns implantes.

    Estou animada, mas preocupada, pois trabalho com o público e será que vai ser muito visível a diferença?
    Estou pensando em conseguir uma licença do trabalho para a fase de adaptação.
    Queria tbm que vc explicasse mais sobre essa tal DVO…

    Abraços

    1. Any, tem um texto onde eu explico sobre DVO (Dimensão Vertical de Oclusão), tem até ilustração. O tema do post é “boqueira”, não interessa muito pra você, mas a parte da DVO tá bem explicadinha –> medodedentista.com.br/2012/11/boqueira-a-queilite-angular.html 🙂

  24. Parabéns pelo site, simplesmente o melhor, fiquei 10 anos sem ir ao dentista por trauma de quando era criança sofrer na mão de dentistas… enfim, fui na pior hora, na hora da dor, enfim faz 3 meses que estou em tratamento, 4 canais, restaurações… estou na mão de um ótimo dentista, o primeiro que passei cobrou 20% do que pago a esse dentista que me trata, porém este queria retirar 4 dentes (infelizmente deixei-o retirar 1), mas fui guiado a um ótimo dentista onde o tratamento está no final! Sem “sofrência”, mais caro, porém com dentes na boca… ainda terei q desembolsar mais, pq irei fazer o implante do dente extraído! Voltando ao que queria dizer, PARABÉNS ÓTIMO SITE, DRA.

    1. Obrigada, Camilo! Que bom que está dando tudo certo, fico na torcida pra que logo você esteja reabilitado e que dentista nunca mais seja um problema pra você. Abraço!

  25. Doutora Tokus, é melhor dentes alinhados bem juntos ou com espaço entre cada dente? Normalmente qdo se retira o aparelho como q fica? Mais uma coisinha… Normalmente os dentes não são completamente perfeitos no formato. Vejo q o dos artistas normalmente usam facetas, neh? Eu não tenho grana pra isso, mas vc aconselharia um polimento um cada dente pra deixar cada um mais perfeito possível? Tipo, os caninos vejo q tem gente q lixa pra ficar no tamanho dos demais. Queria sua opinião pra saber se posso fazer isso tb. Obrigado!

    1. O correto é que não haja espaços entre os dentes, os dentes devem manter contato uns com os outros. Quando se retira o aparelho, é assim que eles ficam. Sim, os artistas usam muito as facetas, é bem comum. Não sei bem o que você quer dizer com “polimento”, mas se a ideia é desgastar dentes apenas, eu desaconselho, a não ser em casos bem específicos. Os caninos são mais pontudos que os demais dentes, o normal não é que eles tenham o mesmo tamanho dos outros… os meus, por exemplo, são bem pontudos. Eu falo sobre isso aqui –> https://medodedentista.com.br/2011/06/meu-canino-e-muito-pontudo.html

  26. Boa noite! Gostaria de saber, pra quem usa o fio dental regularmente todo dia religiosamente, mas apenas 1 vez ao dia, seria melhor passar após a janta ou antes de dormir? Pode ser de qualquer marca? Eu costumo usar os da colgate mesmo, q são mais em conta. Mas se vc me falar q o sensodyne ou outra marca é melhor, eu troco.

    1. Amigo, depois da sua última refeição. Se depois da janta tiver mais uma, então antes de dormir. O fio dental depende muito, é mais uma questão de adaptação mesmo, não de marca. Eu, por exemplo, uso a fita da J&J, mas é porque eu gosto, me dou bem com ela, não porque ela é melhor que o fio ou do que outras marcas. Sabendo usar, pode ser fio, pode ser fita, por ser de várias marcas… a Colgate é uma boa marca. Os encerados – que são a maioria – são mais fáceis de usar.

  27. Obrigado pela resposta. É, vou ter q falar então =(
    Só mais uma dúvida, qto tempo leva pra fazer um clareamento caseiro com moldeiras? To pensando em pedir a ela pra fazer o clareamento umas semanas antes de por o aparelho, mesmo q os braquetes escondam o resultado, mas do jeito q ta amarelão, to até com vergonha de sorrir, acho q foi resultado de muita Coca-Cola, café e massa de tomate! Ainda bem q cortei geral. Depois q tirar o aparelho faço clareamento de novo, mas espero q clareador q ela mandar pra usar não interfira tb na dor desses dentes (molares) q relatei antes. Acho q não deve encostar, meus três frontais inferiores estão tortos, sem espaço pra alinhar, será q a moldeira vai clarear uniformemente? Mais uma vez, obrigado e desculpe a amolação ¯\_(?)_/¯

    1. O clareamento dura de 3 a 5 semanas, e seria bom aguardar mais umas 2 ou 3 semanas após o clareamento pra só então instalar o aparelho. EM locais com apinhamento, realmente o gel pode não se espalhar de form uniforme.

  28. Olááááá enfermeira! rsrs =D
    Boa noite Dra. Ana. Seguinte, meu primeiro molar direto superior e o inferior foram obturados ha 3 meses atrás, e a dentista disse q o inferior ficou um buracão e mandou eu acompanha-lo. Pois bem, as vezes sinto eles doerem do nada, aquela dor parecida com um pós-obturado, q dura uns 3 minutos e passa… Sinto isso umas 3 vezes durante o dia. E tem dia q não sinto, mas incomoda. Devo relatar a dentista? Tenho medo q ela queira fazer canal. To pensando em não relatar o problema a ela na revisão daqui a 2 meses e aguentar essas dorzinhas rotineiras. Até pq quero logo extrair meus 4 cisos e um q nasceu a mais pra por logo o aparelho. Espero q com o tempo passem essas dores. Pois qdo fiz outros dentes obturando com amalgama anos atrás, nos primeiros 2 anos doiam assim, depois passou.

    1. Luizin, olááááá! 😀

      Você deve relatar esses sintomas à sua dentista, sim. A dentista não vai “querer” fazer canal, ela só vai sugerir isso se necessário. E se for necessário, se você esconder esses sintomas dela agora, vai continuar sendo necessário… e o problema pode se agravar. Eu também espero que as dores parem, mas acho que sua dentista precisa saber que elas existem.

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista