O Aparelho no Céu da Boca

Chamam-no por um monte de nomes: expansor, disjuntor ou “o aparelho que vai no céu da boca”. A questão é: pra que é que serve esse instrumento de tortura chinesa aparelho?

O disjuntor palatino (o termo correto) serve para separar os dois ossos que formam o céu da boca (as maxilas). Fazendo isso, é possível descruzar os dentes e aumentar o perímetro do arco dentário superior. Hã? Agora em português: a gente conserta a mordida e ganha espaço para todos os dentes se alinharem.

Disjuntor do tipo Haas

Já usei a analogia da tampa e da panela aqui no blog, e não consigo pensar em outra tão boa quanto. A mordida cruzada acontece quando os dentes de cima mordem por dentro dos de baixo, ou seja: a tampa é menor do que a panela. Pra fazer a tampa caber na panela, as opções são: comprar uma tampa maior, comprar uma panela menor ou dar um jeito de fazer a tampa caber na panela que você tem. É isso que o disjuntor palatino faz.

Os disjuntores palatinos mais comuns são o do tipo Haas (dento-muco-suportado, o que ilustra este post) e do tipo Hyrax (dento-suportado). Ambos fazem a mesma movimentação, porém o Hyrax se apoia apenas nos dentes e o Haas se apoia também no palato, o que dá um melhor suporte. Porém, o Haas é bem mais chato de limpar e muitas vezes causa feridas no céu da boca causadas pela pressão local e pela presença constante de resíduos alimentares (quando não é bem higienizado).

Doi? Não. Ou, pelo menos, os relatos de dor relacionados à disjunção em si são pouco frequentes. Alguns pacientes dizem sentir o céu da boca formigando.

Para instalar o disjuntor (qualquer um deles)  é preciso colocar separadores nos dentes que serão bandados (vão receber os anéis metálicos) com pelo menos 2 dias de antecedência. Então é feita uma moldagem e o modelo em gesso vai para um laboratório, onde é confeccionado o aparelho. Quando ele fica pronto, é só marcar o dia da instalação.

O aparelho é fixo, ou seja,  não será removido pelo tempo determinado pelo seu dentista. Ele possui um parafuso bem no meio dele que serve para abri-lo e, consequentemente, separar os ossos do céu da boca. A disjunção pode ser lenta ou rápida, dependendo do caso, mas geralmente é dada uma volta completa no parafuso por dia (2 ativações de manhã e 2 ativações à tarde – cada ativação corresponde a 1/4 de volta) usando-se uma pequena chave. O período de ativação pode levar 1 ou 2 semanas. Quem faz essa ativação é o seu dentista, embora em alguma situação especial a mesma pode ser feita em casa pelo próprio paciente ou responsável. Terminada a ativação, o aparelho continua instalado por cerca de 3 ou 4 meses ainda, sem ativação, para garantir o resultado alcançado (período de contenção). Entenda como acontece a disjunção em nível ósseo:

O maior sinal de que a disjunção deu certo é os dentes da frente começarem a se separar, causando um diastema. Esse espaço tende a se fechar sozinho, durante o período de contenção. Quanto mais velhos ficamos, mais difícil é fazer a disjunção palatina. Por isso, esse tipo de aparelho é mais usado em pacientes até 18 anos. Mas pode ser usado sim em adultos, dependendo da avaliação do seu ortodontista. Crianças ainda com dentes de leite ou já na dentição mista (com dentes de leite + permanentes) também podem usar, e o resultado costuma ser muito bom.

Pra saber se você precisa usar um disjuntor palatino, não adianta perguntar na Internet, é necessário fazer alguns exames, até porque nem toda mordida cruzada é resolvida assim. Procure um dentista / ortodontista e faça uma avaliação. ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

No Plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e administradora da OdontoPédia. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista Veja todos os posts de Ana Tokus
Postado em: Ortodontia | Marcadores: , ,

1555

  1. Olá Dra. Ana, boa noite! Talvez eu esteja enviando uma pergunta duplicada, mas acho que a 1ª nao foi, caso esteja, peço desconsiderar. Tenho 21 anos, arcada bem fechada e mordida cruzada mais no lado direito do que no esquerdo, e há 3 meses utilizo o Hyrax, apertando 1 dia sim e 1 dia não. Expandiu bastante (ao meu ver, solucionou a mordida cruzada), mas há 3 semanas (logo após a última manutenção), notei que o aparelho abriu mais do lado direito do que no esquerdo. Li nas respostas das dúvidas do pessoal que não há problema com isso, pois posteriormente isto será corrigido. O problema é que, ao sorrir, visivelmente noto que o canino direito está bem mais visível (para a frente, na boca, mais ao lado dos dentes da frente) do que o esquerdo. A previsão é que eu o retire na próxima manutenção, e a dentista disse que colocará uma barra como contenção. Seria um caso de continuar com o Hyrax, adicionar uma resistência maior no lado direito e continuar apertando? Ou, será que isso também será corrigido posteriormente com o fixo? Obrigado desde já!!

    • Caio, só chegou uma pergunta, mesmo. :)

      Fique tranquilo, isso será corrigido com o aparelho fixo posteriormente.

  2. Olá Dra. Ana.
    Tenho 23 anos e estou com o hyrax ha quase 2 meses, ativando dia sim, dia não. Porém, o meu hyrax não tem banda, ele foi apenas colado com aquela cola da cor do dente (acredito que seja resina), a cola pega em 4 dentes, 2 de um lado e 2 de outro. Ha alguns dias venho sentindo um incomodo entre os dentes, na gengiva. Sinto como se tivesse algo entre os dentes, mas já passei fio dental e não sai nada. Toda vez que passo doi bastante, mas sangra bem pouco. Gostaria de saber o que pode ser, estou ficando preocupada.

    • Carolina, pode haver algum resíduo da resina entre os dentes, o que ajuda a reter restos de alimentos, placa bacteriana, etc.. O sangramento, portanto, pode ser resultado de uma gengivite local. Enfim: procure seu ortodontista pra ele verificar o que está ocorrendo.

  3. Dra. Estou com o aparelho há 7 meses e acredito que meu dentista esteja me enrolando muito. Devo procurar outro profissional?

    Obrigada.

    • Paula, por algum motivo em especial? Porque se o problema for o tempo em si, a maioria dos tratamentos ortodônticos leva pelo em torno de 2 anos.

  4. Oi Ana, td bom??
    Instalei o expansor, com duas semanas abriu totalmente os meus dentes da frente, com tres semanas já estava aquela trave enorme… rsrs ela mandou parar de ativar e instalou o aparelho fixo na arcada de baixo, quanto tempo demora para cicatrizar a de cima, pq está soltando um dos anéis, entortou o ferrinho q prende no ultimo dente. pode me ajudar???

    • Lays, você deve usar o disjuntor por mais 3 ou 4 meses, como contenção. Se ele está soltando, entre em contato com a sua ortodontista pra verificar.

  5. Olá Ana, eu coloquei esse aparelho ontem e sofri e estou sofrendo muito na hora de comer, falar, estou salivando muito, dificuldade até pra engolir a saliva, minha língua está machucada… Gostaria de saber quanto tempo leva pra pelo menos esses incômodos diminuirem até eu poder levar uma vida quase normal, afinal, três, quatro meses da maneira que está é praticamente impossível!! Obrigado, aguardo seu retorno!! Abço!

    • Seu incômodo não vai durar 4 meses, Leonardo… você vai se adaptar aos poucos. Em 1 ou 2 semanas já será vida – quase – normal. :)

      • Valeu Ana pelo retorno!! Parabéns pelo site!! Abço!

        • ;)

  6. Olá boa noite! Ana, meu nome é Carla, tenho 23 anos e coloquei ha 6 dias o aparelho Hyrax, onde na primeira consulta com meu dentista fui informada que o meu caso por eu ter mordida cruzada, o céu da boca muito fechado e o maxilar inferior muito para frente, é necessário cirurgia e seria um desafio, mas mesmo assim meu dentista topou, fiquei muito curiosa como poderia realizar essa cirurgia, fiquei sabendo que meu plano de saúde tinha o especialista CIRURGIÃO BUCO MAXILAR e resolvi marcar uma consulta, no dia 30 de Outubro fui me consultar e a doutora me informou que era necessário eu passar 7 a 8 meses usando aparelho odontológico e sim, depois eu voltaria para conversarmos sobre a cirurgia, e não me confirmou se o meu plano cobriria esse tipo de cirurgia, depois dessa consulta fiquei mais confusa! Mesmo após utilizar todos os aparelhos odontológicos é necessário realizar a cirurgia? Espero que você consiga tirar minhas duvidas??????

    • Carla, se o seu caso é cirúrgico, sim, mesmo depois de usar aparelho será necessária a cirurgia. Não se faz uma coisa OU outra, é uma ação conjunta entre ortodontista e cirurgião, e a cirurgia geralmente é feita no meio do tratamento ortodôntico.

  7. Obrigada por responder sobre a minha pergunta referente ao extensor palatino, Ana. Tenho mais uma dúvida, me falaram que a minha filha é muito nova para usar aparelho fixo (9 anos) que pode ser prejudicial a estrutura óssea dela, é verdade? Ou posso autorizar o tratamento sem medo?

    • Não vejo prejuízo algum à estrutura óssea, pelo contrário. Também depende do “aparelho fixo” sobre o qual estamos falando, pois antes de todos os dentes permanentes nascerem (o que ocorre lá pelos 12 ou 13 anos), geralmente se evita colocar aparelho fixo com bráquetes, mas a razão disso não é a estrutura óssea. Enfim… eu acho que o uso do disjuntor palatino neste momento será um benefício pra sua filha. Mas “pegue no pé” dela com relação à higienização, ok?! ;)

  8. Bom dia,
    Minha filha tem 9 anos e 11 meses. Foi solicitado pra ela o expansor palatino, devido a mordida aberta e falta de espaço na boca, foram extraídos dois dentes da parte de cima (aqueles que ficam do lado do canino) que eram de leite. O problema é que ela esta fazendo tratamento contra carie (tem muitas), pelo o que ouvi falar este aparelho precisa de higienização redobrada, coisa que tenho certeza que não terá.
    Pensei em deixar o aparelho pra daqui alguns anos, mas fui informada que mais tarde não vai adiantar e só sera corrigido o problema com cirurgia.
    O que devo fazer?

    • Katia, como assim você tem certeza de que a higienização da sua filha será bem feita? Supervisione de perto, dê bronca, escove os dentes dela se preciso. Sim, esse é o melhor momento pra intervir, assim o tratamento ortodôntico futuro será bem mais fácil e rápido, pois agiu-se antes de um problema oclusal se estabelecer.

  9. Boa noite! Preciso de uma orientação urgente! Minha filha de 12 anos colocou o haas ha 12 dias, fazendo dois apertos por dia, e agora ha pouco o aparelho caiu de um lado e como ela estava morrendo de dor eu puxei pra soltar de vez. Tentei entrar em contato com os dois dentistas que estão tratando dela e nada! Estou com muito medo do palato recuar de novo e voltarmos a estaca zero (foi tão sofrido para ela). Se não recolocar hoje, o palato volta até amanhã? Devo procurar uma emergência agora? A carne do céu da boca do lado direito está macerada, inchada e sangrando! Socorro!

    • Se estava solto e machucando ela, você fez bem, Camila. O resultado obtido até agora não será perdido, mas pode regredir um pouquinho, sim. Por isso é importante recolocar o aparelho assim que possível, mas não é algo urgente. Quanto à ferida, ficar sem o aparelho um pouco talvez tenha sido até bom, pra aliviar um pouco a mucosa.

  10. Meu filho têm 7 anos de idade e foi ao dentista com a avó hoje (21/10), fui informada que a criança arrancou um dente, devido ao que foi me passado não tinha como recuperar, nem mesmo canal, estava com infecções, sendo que ele faz tratamento desde novinho no dentista, inclusive estava de alta até o mês de outubro e agora é necessário usar um aparelho espaçador. O que é isto? Para que serve? Parece que esse dente arrancado seria para cair entre 10 e 12 anos. A dentista anterior não era odontopediatra e essa é. Fazia apenas alguns procedimentos, como obturações. Isso ta certo? Agradeço desde já!

    • Amanda, se o dente não tinha mais recuperação, infelizmente só restava extraí-lo. Creio que o “espaçador” a que você se refere seja um mantenedor de espaço, que é um dispositivo que “guarda o lugar” do dente permanente que vai substituir o dente de leite que foi extraído precocemente. Isso é necessário, em alguns casos, porque os demais dentes tendem a se mover em direção ao espaço “vago”, o que impediria que o dente permanente nascesse no futuro.

  11. Drª, como tinha dito, coloquei o disjuntor esta semana, e o incômodo é bastante. Tenho que ir toda semana ao dentista para ela fazer a ativação dele, e ela me disse que isso vai levar algum tempo, ok… Gostaria de saber se depois da desativação, há alguma possibilidade de retira-lo antes dos 3 meses que ele ainda fica na boca? Por motivos de higiene até (porque mesmo limpando corretamente, uma hora o aparelho vai desgastar, correto?) e eu lido com o público no meu serviço, não tem coisa pior do que o incomodo que ele traz… Será que com uma boa conversa, depois do tempo certo e já desativado eu consigo convence-la de retirar? (não tenho uma boa comunicação com a minha dentista, talvez por isso as dúvidas). Obrigada!

    • Não é uma questão de ter uma “boa conversa” com a sua dentista, Laisle… existe um tempo de contenção (de não-ativação do aparelho) que deve ser respeitado. Se não for, o resultado obtido pode ser perdido. Possibilidade de retirar antes até há, mas isso só se sua dentista julgar que a remoção não prejudicará a continuidade do seu tratamento.

  12. Ola! Tenho as presas para a frente. Qual sera o melhor tratamento para mim? (tipo de aparelho recomendado)…

    • Via de regra, aparelho fixo (com bráqutes), Gustavo. Procure um dentista / ortodontista e faça uma avaliação.

  13. O meu aparelho é colocado por massinha, e ela quebrou, o que eu faco ?

    • Guilherme, como assim “colocado por massinha”? Você quer dizer que ele é fixo? De qualquer forma, se soltou ou quebrou, entre em contato com o seu dentista pra ele fixar novamente.

  14. Ana, boa tarde
    Coloquei o disjuntor ontem e ele ta acabando com minha lingua, o que faço?

  15. Olá Drª, tenho 17 anos e vou colocar o disjuntor nesse final de semana. Queria entender melhor quanto tempo ele leva sendo ativado na boca geralmente, e se após parar a ativação dele, coloca-se o fixo mesmo assim?

    • Laisle, o tempo de ativação varia. Há ativações rápidas (1 semana) e mais lentas (1 mês ou mais). Terminado o período de ativação, o aparelho permanece em boca por pelo menos 3 meses, como contenção, pra que o novo posicionamento ósseo se estabilize. Durante esse período já é possível instalar o aparelho fixo, mas nem sempre sempre se faz isso, muitas vezes o dentista / ortodontista prefere aguardar a remoção do disjuntor. Cada caso é um caso.

  16. Boa noite gostaria de saber qual os problemas que esse aparelho pode causar futuramente, pois andei sabendo de pessoas que isso abre o ceu da boca que deixa o nariz pra baixo, que modifica um pouco o rosto, quero saber se tudo isso e verdade ou e papo furado, agradeço o retorno.

    • Daniel, o disjuntor palatino pode modificar o rosto no sentido de que ajuda a deixar maior o arco dentário superior, de forma que todos os dentes se alinhem e a parte de cima dos dentes se encaixe direito com a de baixo. Mas isso é um benefício, não um prejuízo. Não, seu uso não deixa “o nariz pra baixo”.

  17. Oi Ana, meu ortodontista esta viajando e eu não senti nenhuma diferença, estou sentindo as mesmas mudanças e desconfortos de sempre. Obrigada pela resposta. Abraços.

    • Então deve estar tudo ok. :)

  18. Oi Ana, estou usando o quadrihelice e ontem o fio dental grudou no helicoide posterior e tive que puxar, queria saber se isso pode ter ativado ou desativado o aparelho? E se tem algum problema, preciso procurar meu dentista? Desde já agradeço. Obrigada.

    • Naty, provavelmente não alterou o aparelho, não acho que a força tenha sido suficiente. Você sentiu alguma diferença? Se sim, procure seu ortodontista pra verificar.

  19. Boa noite! Eu coloquei o Hyrax há 9 dias. O meu, além dos pré-molares, é preso nos dentes caninos com resina. Amanhã é meu último dia de ativação (10 dias). Estou sentindo uma sensibilidade muito grande em um dente canino, não consigo nem beber água, mesmo em temperatura ambiente. É normal? E a mobilidade dos dentes tbm é normal? Tem um dente meu que está bem mole, não a ponto de cair, mas dá medo até de comer… Obrigada.

    • Nayara, sim, pode haver sensibilidade e mobilidade dentária. Em princípio, são sintomas passageiros. Mas chame a atenção do seu dentista para o fato na próxima consulta, pra que ele possa avaliar e verificar se há algo errado acontecendo.

  20. Olá. Coloquei o Hyrax ha 3 semanas, tenho mais uma semana de acionamento ainda. Pela minha idade (30) não houve a disjunção do palato. Pelo andamento do tratamento os molares da arcada superior estão abrindo bastante, de forma que continuando nesse ritmo ficarão de forma a não encontrarem os molares da arcada inferior. A minha dúvida é se depois, com o uso do fixo, eles voltarão um pouco, pois como irei mastigar se os dentes não se encontram?
    Outra dúvida é que devido ao fato de não haver disjunção do palato, os dentes que estão sendo empurrados, e houve deslocamento da raiz de um dos que o hyrax está preso. Há uma saliência na gengiva. A minha dentista falou não haver problema, mas que ficará assim pra sempre. Não me incomodo por ficar assim, mas minha preocupação é por ter mais uma semana de ativação a raiz ficar muito deslocada, podendo talvez ocorrer abertura da gengiva e a raiz ficar exposta. Há essa possibilidade? Já viu algum caso assim?
    Grato desde já.

    • Mateus, essa é até uma possibilidade, mas me parece que sua dentista está atenta e supervisionando o processo, ela não vai deixar isso acontecer. Sim, o aparelho fixo, depois, vai corrigir a sua mordida de forma que os arcos superior e inferior se toquem normalmente.

  21. Oi Doutora, eu tenho algumas dúvidas.
    Tenho 16 anos (completo 17 em outubro) e há mais ou menos um mês, coloquei o aparelho Hyrax junto com a mascara de tração reversa. Minha dentista ativa meu aparelho uma vez por semana, cada semana uma quantidade diferente de “voltas”. Por exemplo, na primeira semana ela deu seis giradinhas no parafuso, na segunda três, na terceira quatro, e na última vez que eu fui, mais quatro. É normal isso? Funciona tão bem quanto a ativação dessas pessoas que ativam todo dia?
    E mais uma coisa, com 17 anos já fica difícil de obter um resultado positivo? Ou ainda da tempo?
    Muito obrigada.

    • Funciona sim, Anna… cada caso é um caso. 17 anos ainda é uma idade boa pra se obter bons resultados ortopédicos, dá tempo sim. :)

  22. Boa tarde Ana Tokus, eu estou usando o aparelho expansor palatino ha uma semana e quero saber se ele fica preto, e se e normal?

    • Cleia, o que está preto? A parte acrílica? A parte metálica? Enfim, não é algo comum.

  23. Então dra., realmente não suportei as dores e pedi pra ela arrancar… e pra minha surpresa estou com uma ferida enorme no céu da boca… mas as dores passaram graças a Deus… ela falou q não usar vai me prejudicar bastante… eu falei pra ela na possibilidade de extrair um dente pra ganhar espaço, mas ela disse que vou conseguir alinhar mas não descruzar a mordida e talvez meus dentes possam voltar a ficar tortos de novo no futuro… não sei o que fazer, não quero mais colocar esse aparelho…

    • Pois é, Andreia… é uma decisão difícil, mas as alternativas estão aí: usa o aparelho e descruza a mordida ou não usa o aparelho e, no máximo, alinha os dentes. Você é quem tem que decidir.

  24. Oi Dra., eu tenho 30 anos e estou no 3 dia de ativação do aparelho… to sentindo muita, mas muita dor, e não é só na hora de ativar, é o dia inteiro… sera q é por causa da minha idade… não consigo contato com minha dentista… essas dores são normais? É so do lado direito, o esquerdo não dói…

    • Pode ter a ver com a sua idade sim, Andreia. É provável que os ossos que formam o seu céu da boca não estejam se separando, o que faz com o que o aparelho comprima a mucosa do céu da boca ao ser ativado, causando dor. Sua dentista precisa reavaliar pra ver se você continua com a ativação ou não.

  25. Boa tarde, Doutora!

    Enfim, coloquei o instrumento de tortura chinesa… ops… expansor! E hoje é o segundo dia que estou com ele. Hoje de manhã foi necessário a ativação. Pois bem, na hora de aprender a ativação com a dentista, só minha mãe foi quem “aprendeu” e infelizmente eu não vi a ativação na hora. E fomos para a casa pensando que ela tinha aprendido e estava tudo certo. Só que não foi bem assim hoje de manhã… Ela tentou, tentou, não ativou e entortou um pouco a chavinha! Isso não é normal, né? Sinal de que algo deu errado? Agora é obrigatório a troca da chave? E como eu sei que estou enfiando a chavinha certo, como eu sei que está girando…? Só de uma coisa eu sei… que tem girar a chave para o sentido da garganta! Só isso eu sei quanto ao manuseio da chavinha… :/

    • Rayssa, ou o aparelho está travado por alguma razão ou a sua mãe introduziu a chavinha no lugar errado… ao aplicar força, ela entortou. Acho que não tem jeito, será preciso voltar na sua dentista pra ela explicar de novo como fazer. Mas, basicamente, é preciso introduzir a chavinha num buraquinho no centro do parafuso do aparelho e empurrar pra trás, na direção da garganta.

  26. Olá doutora, tenho 18 anos e estou ha alguns dias com o disjuntor palatino hyrax. Eu achei ele diferente do normal pois ele tem alguns ganchinhos que se fixam na gengiva em cima dos incisivos… Meu dentista me disse que é porque eu preciso usar um tipo de mascara, creio eu que seja pra “puxar a arcada dentaria superior” mais pra frente, pois meus dentes se encaixam bem certinho, e pelo que reparei em outras pessoas a parte de cima sempre fica pouca coisa pra frente. Minha pergunta é: faço faculdade, preciso muito da fala, com o disjuntor esta horrivel, imagine com essa mascara… kk… Será que eu poderei usar ela só a noite? Fiz essa pergunta ao meu dentista, ele disse que o correto seria a todo tempo… Infelizmente nao poderei seguir o conselho dele e irei usar so a noite. Mas eu mesmo consigo colocar essa mascara ou apenas o dentista com os aparatos necessários que consegue?

    • Juliano, você pode usá-la só à noite, mas certamente os resultados serão mais lentos. Sim, você mesmo poderá colocá-la e tirá-la.

  27. Doutora, tenho 19 anos e coloquei o disjuntor palatino hyrax ha alguns dias… Proveniente da minha idade, meu proprio dentista está fazendo as ativações para ver se tudo esta dando certo… Passei apenas por 2 dias de ativações (primeiro dia 2 voltas e segundo dia 3 voltas). Mas ainda nada de abrir meus dentes da frente… Existe mais ou menos um tempo estimado ou a partir de quantas ativações os incisivos começam a se espaçar?

    • Não há tempo estimado e, algumas vezes, o espaço entre os incisivos nem aparece, Marcos. Cada caso é um caso.

  28. Boa noite doutora, estou com o hyrax ha seis dias, agora ja se abriu um diastema nos meus dentes da frente, nao estou conseguindo assoar o nariz de tanta dor, isso é normal? E se depois de travado, sera que eu posso ficar apenas dois meses e meio para contenção??? Obrigado pela atenção…

    • Fellipe, algumas pessoas relatam dor, em princípio não deve haver nada errado. O tempo de contenção depende da indicação do seu dentista, mas geralmente é de 3 a 4 meses.

  29. Boa noite, Doutora!
    Tenho mordida cruzada e uso aparelho fixo e expansor móvel há três meses. O expansor foi recomendado que eu o ative em casa a cada 4 dias e posso retirá-lo para comer. Já o fixo, eu vou ao ortodontista para apertá-lo a cada 15 dias. Está correto esse método de expandir e comprimir ao mesmo tempo? Ao meu ver não há resultados. Somente dor e demoro muito mais que quatro dias pra conseguir ativar o expansor. Já aconteceu de eu ter que ficar um dia sem usar e ter que diminuir a expansao pra poder recolocá-lo. Qual a sua opinião? Obrigada!!

    • Maria Clelia, o aparelho fixo, nas consultas mensais, não é “apertado”… embora as pessoas falem assim – porque sentem certa “pressão” após a intervenção do dentista-, não é isso que acontece. O dentista / ortodontista ajusta o aparelho pra obedecer o plano de tratamento formulado, de forma a estimular a movimentação dentária. Isso ocorre trocando o calibre do arco, usando elásticos, molas, etc.. Então não está sendo feito “expansão e compressão” ao mesmo tempo. Ainda: você não deve ficar em momento algum – exceto pra se alimentar – sem o aparelho disjuntor. A tendência dos ossos que formam o céu da boca, sem a devida contenção, é de se juntarem de volta. Por isso é que você teve dificuldade de recolocar o aparelho após ficar certo tempo sem usá-lo, e não porque o seu dentista “apertou” o aparelho fixo.

  30. Ola Ana, tudo bem? Tenho 30 anos e estou com uma duvida quanto ao aparelho que estou usando, coloquei o modelo Palatino Haas, devido a mordida cruzada apenas do lado esquerdo da boca, foi me dito que não deveria sentir dores, porém sinto fortes dores do lado direito ou seja o lado que não tenho mordida cruzada, faço 2 ativações por dia, 1 de manhã e outra a tarde, a dor surgiu no 4 dia que instalei o aparelho, então parei de ativar e voltei ao dentista, ele fez uma limpeza e disse que poderia ser alimento preso no aparelho, comprei um antisséptico extra forte e tomo dipirona para dor. Agora tem 3 dias que não ativo e se deixo de tomar o remédio a dor volta, é tão forte que dói ouvido, nariz e um lado da face e mal consigo por a cabeça no travesseiro para dormir, a dor é somente do lado direito onde não tenho a mordida cruzada e hoje sinto que este lado está um pouco inchado, pois os ferros pressionam muito o céu da boca nesse lado e sinto que a projeção da dor está bem no dente onde se encontra o anel, será que a causa é algum alimento que entrou no dente? E também não consigo mastigar direito, sinto dor ao tentar morder, será que terei essas dores até o final do tratamento?

    • Oi Carlos, tudo :) . Realmente o comum é não sentir dores, mas especialmente em pacientes adultos, a disjunção palatina pode trazer algum desconforto. O acúmulo de resíduos e a pressão do aparelho no céu da boca também podem causar feridas e, consequentemente, dor. Mas pelo seu relato parece que a dor é resultado da disjunção, mesmo. Uma possibilidade é que os ossos do céu da boca não estejam se separando, o que cria pressão e inclina os dentes para fora… a movimentação dentária pode ser dolorida e irradiar dor para estruturas próximas. Sim, pode haver um problema em uma das bandas do aparelho, é preciso verificar. Mas o desconforto não se estende por todo o tratamento, na fase de contenção (quando o aparelho deixa de ser ativado) não deve haver dor.

  31. Olá, tenho 13 anos e vou ficar 6 meses com o expansor palatino hyrax, queria saber sobre como fica a fala e quanto tempo demora aproximadamente para vc se acostumar e se quando vc se acostumar vc vai voltar a falar como antes?
    Outra duvida, quando eu completar 2 meses como o aparelho eu vou colocar o de quadradinho (vou ficar com 2 aparelhos ao msm tempo) isso incomoda?? Fica feio?? Fale mais sobre isso, por favor.

    • Tayana, você leu o texto que eu escrevi? Não há muito mais a falar sobre isso além do que eu já expliquei no texto. Sim, a fala pode ficar mais complicada, mas é questão de hábito. Cada pessoa é diferente e se adapta ao aparelho em seu próprio tempo. Usar 2 aparelhos ao mesmo tempo pode trazer algum incômodo, é claro… mas é uma situação temporária e necessária. E “feio” é um conceito subjetivo… o que você acha feio, talvez uma amiga sua não ache. :)

  32. Olá,

    Tenho 22 anos e agora dia 12/08 fará um mês que não ativo o aparelho disjuntor (uso o modelo do terceiro vídeo), e ando sentido dores que parecem ser do ouvido, alguns zunidos, e dor na frente da face. Isso são sintomas normais? É o “osso crescendo” ?
    Obrigada.

    • Marina, se você já está na fase de contenção (deixou de ativar o aparelho), acho menos provável que a dor tenha a ver com o uso do aparelho… talvez seja apenas uma grande coincidência. Converse com o seu dentista.

  33. Dra., eu estou com o aparelho fixo ha 2 meses e só agora eu coloquei o do céu da boca, sera que ta certo assim? E outra, eu ja tenho 29 anos, sera q vai dar resultado?

    • E por que não estaria, Andreia? Cada dentista pode ter sua própria “filosofia” de tratamento, e cada caso é um caso. Como explico no texto, em pacientes adultos a disjunção palatina é uma tentativa… pode dar certo ou não. Só tentando pra saber.

  34. Ola Ana, parabens pelo site, esta otimo, ja coloquei o hyrax faz 2 dias, eu não sou muito fresco para dores e tudo isso, meu unico problema e a fala, estou falando fanho, mal consigo falar algumas palavras, isso é normal? Melhora? Estou fazendo 1 ativação por dia, achei pouco, vejo que posso fazer mais, tenho 28 anos.

    • William, dada a situação, é normal e melhora, sim. Você vai se habituar aos poucos. Seu dentista, parece, pretende uma disjunção lenta, o que faz sentido considerando a sua idade. Disjunções rápidas são mais indicadas para crianças e adolescentes, porque a sutura que une os ossos que formam o céu da boca ainda não está bem consolidada.

  35. Oii Ana, tenho uma duvida aqui, coloquei o aparelho Haas e tenho que ativar duas vezes ao dia. Coloquei ele ontem e ate agr quando ativo doi apenas um pouco, de forma que o tempo passa e vai doendo mais ou continua normal ?
    Aguardo sua resposta.

    • Carlos, depende, cada pessoa sente de forma diferente. Algumas nem sentem nada. Geralmente, o incômodo maior é na hora da ativação, depois vai diminuindo.

      • Obrigadu.

  36. Olá, acabei de mudar de cidade e não tenho como ainda recorrer a um dentista para tirar essa minha duvida no momento. Utilizo uma barra transplatina (um ferrinho que fica no meio do ceu da boca) que por algum motivo e de alguma maneira parte desse ferrinho que fica no meio do ceu da boca foi envolvida pela carne do ceu da boca, gostaria de saber se isso é normal e se não o que se deve fazer.

    • Não é normal não, Willyan. É preciso procurar seu / um dentista pra remover a barra e, se preciso, a gengiva excedente.

      • Obrigado pela resposta e continue com o excelente trabalho. Obrigado.

        • ;)

  37. Doutora, coloquei o disjuntor semana passada, tenho 19 anos, este é o 4º dia que estou ativando ele, porém os pré-molares da arcada de cima estão quase ultrapassando os da arcada de baixo, devo continuar ativando ? O dentista recomendou ativar até domingo.

    Inclusive, agora a noite na hora de ativar, senti dor no céu da boca e a chavinha entortou um pouquinho a ponta, porém consegui ativar até o fim e agora parou de doer. Resta somente amanhã para ativar, mais uma volta, devo ativar ou não ?

    • Gabriel, se o seu dentista recomendou a ativação até domingo, faça isso. E se você preferir não ativar, o máximo que pode acontecer é ele pedir, na próxima consulta, pra você continuar ativando por 1 ou mais dias.

  38. Olá doutora! Já usei aparelho e meus dentes ficaram alinhados, mas não gostei do resultado, pois tenho a arcada superior “fechada”. Posso usar o expansor para abrir a mordida e colocar jaqueta ou resina para preencher os espaços que vão abrir?

    • Não Nattan, não dá pra acrescentar dentes simplesmente. O uso do disjuntor é uma possibilidade sim, mas o fechamento dos espaços terá que ser feito com o uso de aparelho fixo. Procure um ortodontista pra avaliar.

  39. Olá Doutora! Fui diagnosticada com mordida cruzada (tenho 16 anos), e só foi possível ver isso, pois só está visível no lado direito e bem pouco. Pois bem, agora tenho que colocar o expansor antes de colocar o aparelho, pois tenho diastema. A minha dúvida é a seguinte: se o maior sinal de que a disjunção deu certo é causar um diastema, o meu diastema irá abrir mais?
    Obrigada!

    • Rayssa, provavelmente sim. Mas parte do diastema irá se fechar ainda na fase de contenção (quando o aparelho fica travado) e, o que não se fechar, será corrigido posteriormente com o aparelho fixo.

  40. Olá!
    Minha filha de 8 anos está usando o expansor há 5 meses, deve retirar mês que vem. Quando fomos à última consulta, a Dra desencaixou, sendo que ele está móvel atualmente. Assim, percebi q minha filha está com dentes de “vampirinha”… será que ficará assim? Os dentes da frente se afastaram no início do tratamento, mas já voltaram ao normal… Obrigada!

    • Não vão não, Paula. Problemas de alinhamento, projeção de dentes, etc. podem ser corrigido com o aparelho fixo, posteriormente.

  41. Oi Dra, estou amando seu blog, parabéns.

    Minha dúvida é a seguinte:

    Tenho 20 anos, irei colocar o disjuntor daqui a algumas semanas para tentar corrigir a mordida cruzada, porém eu uso aparelho fixo. A questão é, tem algum problema fazer o tratamento usando os dois aparelhos simultaneamente?

    • Hualison, não, desde que o arco do aparelho fixo não restrinja a abertura do céu da boca. Mas não se preocupe quanto a isso, seu dentista está atento a essa possibilidade.

  42. Olá Dra! Tenho 29 anos. Dia 09/06 fiz uma cirurgia de expansão de maxila, no dia da cirurgia o hyrax foi ativado um pouco e, após uma semana, comecei a ativa-lo novamente por mais 8 dias. O diastema surgiu e já se fechou. Até ai tudo bem. Porém, o que começou a me incomodar foi que o canino esquerdo ficou com a gengiva muito retraída. E quando voltei ontem na dentista o canino e o molar do lado esquerdo estavam moles. Ela retirou o hirax e mandou voltar na segunda-feira para ver como estava a gengiva. Isso é normal ocorrer? A ausência do hyrax não vai regredir a expansão? E quando eu colocar o hyrax novamente vou poder expandi-lo mais? Fiquei super “encucada” com essa remoção, pois ela deveria trava-lo agora. Obrigada pela atenção.

    • Camila, realmente, o Hyrax costuma permanecer por mais algum tempo em boca, pra estabilizar o resultado obtido. Sua dentista explicou o motivo da remoção? Talvez o motivo seja justamente os dentes moles, quem sabe tenha se colocado muita força sobre eles durante a disjunção. Ela falou em colocar o disjuntor novamente?

  43. Boa noite, Ana!

    Tenho 20 anos e ha dois dias estou usando o disjuntor hyrax, também estou usando o aparelho ortodôntico de canino a canino e gostaria de saber se ele irá atrapalhar o funcionamento do hyrax ou não.

    Desde já agradeço, abraços! *-*

    • Mayara, se o arco não restringir a separação dos ossos que formam o céu da boca, não irá atrapalhar, não. Fique tranquila quanto a isso, seu dentista não iria colar os bráquetes do aparelho fixo se isso fosse prejudicar o tratamento.

  44. Ola, tenho 21 anos e fiz uma avaliação no meu dentista, e ele disse que eu tinha que usar o expansor no ceu da boca, apertar durante 20 dias e depois ficar com ele parado por 5 meses por causa que tenho mordida cruzada, meus dentes são certinhos, o problema é só a mordida cruzada, eu fui fazer a avaliação pois comecei a ter uns estralos no osso e fiquei preocupada, queria saber se vai doer muito, se vai adiantar alguma coisa por causa da minha idade e se depois que colocar o expansor vou ter problema pra falar porque trabalho falando no telefone, to com medo de sofrer com isso e não adiantar nada o meu problema, agradeço se responder.

    • Luana, a disjunção, em si, não costuma doer. Alguns pacientes relatam sensação de pressão e formigamento. Aos 21 anos você já passou da melhor idade (fase de crescimento) pra fazer a disjunção, mas as possibilidades ainda são boas. É tentar pra ver.

  45. Hum… nossa, é um aparelho muito ruim… rsrsrsrsrs… vc é muito legal, obg por tirar minhas dúvidas, bjãaooo para vc :D… gosto muito dos seus blogs.

    • Obrigada, Thalia… fico feliz em ajudar. :)

  46. Eu já usei hyrax, quando apareceu diastema meus amigos ficaram rindo, me deu uma raiva… mas deixa eu te perguntar, quando eu ia rodar a chavinha me dava uma falta de ar, era normal ? Tinha que dar 3 voltas a noite, não tinha isso de uma de manhã outra a tarde e a noite era 3 voltas, só a noite.. :D é muito ruim… eu uso aparelho fixo e tambem arco lingual e um aparelho no céu da boca. Mas não é hyrax shuashuashushaushua :D

    • Pode acontecer Thalia, até porque pra ativar o aparelho é preciso colocar a mão dentro da boca, e isso pode ser meio angustiante pra algumas pessoas. A forma de ativação do aparelho varia, não é sempre de manhã e à noite, pode ser num período só, depende do que o ortodontista planeja.

  47. Ola Ana! Primeiramente parabens pelo site! Ajuda bastante nós desesperados “bocas de lata” rsrsrs.

    Então… quando tinha 15 anos precisei usar aparelho pq meus caninos nasceram encavalados. Usei expansor palatino e depois o fixo por uns 2 anos. O sorriso ficou certinho e tirei antes do tempo de conclusao. Depois de um tempo fui ficando dentuça. E tive que colocar aparelho novamente agora aos 24 anos. Optei pelo autoligavel pois o Dr. Me disse ser mais eficiente. Até aí tudo bem.
    O problema eh que quando fui instalar a parte inferior ele colocou o tal do batente nos meus dentes superiores. E incomoda demais! Pra falar, pra comer, enfim… sendo que na primeira vez q botei aparelho eu nao precisei usar. Minha mordida n eh taaaao profunda.

    Terei que usaar isto até o fim do tratamento?

    • Terá que usar até corrigir a mordida profunda, o que provavelmente se dará antes do tempo previsto pra você concluir o tratamento ortodôntico. E é chato mesmo, você tem toda razão. ;)

  48. Ok, obrigada.
    Este blog é muito útil!

    • ;)

  49. Sim, eu vejo as setas, mas estão no sentido da garganta para os lábios. Nesse caso o sentido nem sempre tem que estar da frente para trás?

    • Sim, se a seta indica dessa forma, ative o aparelho de trás para frente.

  50. Ola Dra., a minha filha colocou aparelho McNamara e a dentista disse que a activação é feita desde o orificio mais próximo da garganta para a frente. Será que é pelo modelo do aparelho? É que leio neste bloco que é da frente para trás.
    Obrigada.

  51. Oi bom dia !

    Eu usei aparelho fixo 5 anos e tirei e coloquei o móvel. So que ele quebrou e meus dentes estão doendo demais. Será a falta do aparelho? Obrigada.

    • Provavelmente, Thaynara. Sem o aparelho removível há uma tendência dos seus dentes se “reacomodarem”, o que pode gerar pequenas movimentações dentárias, mesmo que imperceptíveis. Isso explicaria a dor.

  52. Uma duvida:
    Posso usar esse aparelho (hass ou hyrax) e ao mesmo tempo usar o fixo (brackets e td mais) ? Se nao, quanto tempo + ou – vc acha que irei ficar com esse aparelho (disjuntor) e quanto tempo depois vou poder colocar o FIXO? Meus dentes são bem alinhadinhos, mas quado chega no final alguns vao para dentro, assim como nessas demonstraçoes lá em cima.
    Aguardo sua resposta…

    • Sim, é possível, desde que o arco do aparelho fixo não restrinja a abertura do disjuntor. Como ele pode restringir, geralmente se instala o aparelho fixo apenas depois da remoção do disjuntor (ou, pelo menos, do travamento dele). O tempo de uso do disjuntor costuma ser de uns 4 meses, entre as fases de ativação e contenção (aparelho travado).

      • Obrigada <3

        • ;)

  53. Uma perguntinha… Fui ao dentista ontem pensando q ja iria colocar o FIXO, mas ai ela me informou q eu teria que usar esse aparelho, nao sei se e o hass ou o hyrax, e marcou o dia que eu iria fazer o molde, so que eu queria saber quanto tempo demora para o molde ficar pronto em media. Aguardo sua resposta obrigada…::..

    • O aparelho é feito, geralmente, em laboratório de prótese, Ana. Então, entre o seu dentista / ortodontista moldar você, enviar o modelo para o laboratório e o aparelho retornar pronto, leva de 1 a 2 semanas. Depende do laboratório, pode ser antes.

      • Obrigada pela resposta, pois assim fico mais aliviada em saber que não ira demorar muito…

  54. Olá Ana !

    Meu dentista disse que vou ter que usar esse aparelho expansor e depois o fixo normal, eu quero saber se posso colocar só o fixo normal ? Por favor me diga, quando e necessário utilizar esse expansor ? E muito ruim pra falar ?

    • Kevin, não tenho como afirmar sem examinar você, mas se seu dentista indicou o uso do disjuntor certamente é porque você precisa, não há benefício algum, nem pra ele nem pra você, em colocar esse aparelho sem necessidade. O disjuntor é usado em casos de mordida cruzada (quando a pessoa morde com os dentes de cima “por dentro” dos de baixo) e quando falta espaço pra alinhar todos os dentes. Vale a avaliação do seu dentista / ortodontista quanto à necessidade.

  55. Ola doutora, tenho três duvidas:

    1- Comecei a ativação desse aparelho nessa sexta e quando fui ativa-lo eu senti uma boa pressão, depois o ativei no sabado e senti uma pressão mais forte ainda, mas hoje fui ativa-lo de novo e não senti absolutamente nada, como se o aparelho nem tivesse se mexido! Isso é normal?

    2- Quando meu pai foi ativar o aparelho pra mim no sabado, a chavinha ficou presa no final, então ele teve que volta-la ao começo, tira-la, a colocar de novo e a empurrar pra frente de novo, dai sim saiu. Isso pode ter interferido na ativação do aparelho, como ele ter ativado a mais do que deveria por exemplo? Porque como eu disse na primeira pergunta, quando ele foi ativar no sabado (segunda ativação) eu senti mais pressão do que quando a dentista foi fazer a primeira ativação na sexta.

    3- Ha alguma chance de a escova de dentes mexer o “pininho” de ativação quando eu a passo para limpar o aparelho?

    • Rafael,

      1. É provável que a sutura que une os 2 ossos que formam o seu céu da boca já tenha se rompido (o que é normal), por isso a falta de resistência na ativação.

      2. Sem problema, pois ele “desativou” e ativou novamente.

      3. Não, pode escovar / limpar tranquilo.

  56. Mas Não Consigo Comer Direito, Isso E Por Algum Tempo Só Ou Não ? Estou Mais De 6 Horas Sem Conseguir Comer, Tudo Que eu Como Fica Preso Em Cima Do Aparelho, Por Que Isso?

    • Demora um pouco até você se habituar ao uso do aparelho, alguns dias ou semanas. É preciso limpar a parte de cima do aparelho após cada refeição, e isso pode ser feito de 2 formas: com o fio dental (colocando-o por cima do parafuso do aparelho e passando-o entre o aparelho e o céu da boca) e forçando a passagem de algum líquido entre o aparelho e o céu da boca, que pode ser um enxaguante bucal ou mesmo água.

  57. Dra. Ana, bom dia !
    Vou ter que usar esse aparelho, eu queria saber se todo mundo que usa o expansor fica com os dentes da frente abertos ? Se sim, quando tempo leva para juntarem de novo ?

    • Kelly, não. Mas a maioria das pessoas fica com esse espaço, sim. De qualquer forma, ele geralmente se fecha ainda na fase de contenção, quando o disjuntor fica “travado”, sem ativar, o que leva uns 4 meses.

  58. Sera que eu posso girar a chave sem a doutora ter dito a mim ainda que eu poderia usar ,coloquei tem 4 horas, posso girar a chave sem a permissao dela?

    • Não Vitor, não pode. Existe um protocolo pra de se fazer a ativação do aparelho, o que varia de paciente para paciente, não é só “sair girando”. Sua dentista vai lhe explicar.

  59. Olá Dra. Eu fui a um ortodontista ha algumas semanas e ele me afirmou que eu necessitaria de uma cirurgia ortognatica, sendo eu retrognata. Esses dias então busquei uma segunda opinião, e desta vez, o ortodontista me disse que o meu problema deve ser resolvido com o disjuntor palatino e aparelho fixo, sendo que tenho 17 anos e vou crescer mais um pouco. Obviamente não peço sua opinião final sobre meu caso sem me ver, mas as dúvidas desde então me atormentando são:
    1 – Um retrognata não tem a arcada superior maior que a inferior? Posso estar errado, mas mesmo a largura, sinto que a da arcada superior é maior, que lógica teria portanto o uso do disjuntor?
    2 – No 1º ortodontista que fui, ele me falou que a minha estética facial poderia ficar prejudicada caso optasse por não fazer a cirurgia. É verdade?
    3 – Tem como fazer o tratamento com o disjuntor sem o aparecimento do diastema?
    4 – Como retrognata não tenho o selamento labial, no caso do uso do disjuntor irá ter melhorar nisso? Ou a melhora será só após a colocação do aparelho fixo?
    Obrigado e parabéns pelo site.

    • Felipe, vamos lá:

      1. Não, o arco superior de um retrognata não é necessariamente maior, ele está apenas posicionado mais à frente do que do arco inferior (ou o inferior está mais para trás, depende do caso).

      2. Sim, é verdade. A cirurgia ortognática pode mudar a estética facial pra melhor.

      3. Nem sempre o diastema abre com o uso do disjuntor, depende do caso. Algumas vezes os ossos abrem na mesma medida em que os dentes se reaproximam, então nem se nota grande abertura. Mas o mais comum é o diastema abrir.

      4. A melhora do selamento se dará pela diminuição da projeção dos seus dentes superiores e/ou de uma melhor relação entre os arcos superior e inferior. E isso só irá acontecer durante o tratamento com o aparelho fixo.

  60. Olá, Doutora! Ontem ativei o aparelho mais do que deveria, e agora está doendo muito, até agora meus dentes estão bem sensíveis, não consigo mastigar direito, isso é normal, pois tenho 20 anos.

    • Rogério, não é normal não, ative o aparelho exatamente como orientado por sua dentista, não invente nada. As consequências dessa sua “pressa” podem ser sérias.

  61. Olá, vou colocar o aparelho no céu da boca, gostaria de saber como é o processo e se é muito doloroso.
    Estou muito insegura.

    • Nataly, o dentista irá colocar separadores (“borrachinhas”) pra abrir espaço entre os dentes que vão receber as bandas do aparelho (os “anéis metálicos”). Depois do aparelho pronto, os separadores são removidos e o aparelho fixado. Então o seu dentista irá orientar você quanto à ativação, que pode ser feita de várias formas. Se estiver tudo ok, não dói. Algumas pessoas relatam, apenas, sensação de pressão e/ou formigamento.

  62. Olá, minha dentista pediu para ativar 1 vez por semana com 2 voltas, ela está correta? Posso ativar todos os dias? Tenho 20 anos.

    • Rosana, você deve ativar o aparelho exatamente como recomendado por sua dentista. Cada caso é um caso, não há uma forma certa, mas certamente há várias formas erradas. Pelo que parece, sua dentista pretende uma disjunção lenta, o que faz sentido considerando a sua idade.

  63. Bom dia,

    Meu filho tem 7 anos e tem a mordida cruzada, a arcada dentária dele inferior e pra frente, levei ele a uma orto e ela me disse que tem que usar aparelho móvel com expansor durante um ano, e logo depois usar a mascara ortopédica. Mas fui em outra orto e essa já me falou que a situação dele é pra usar a mascara pra ontem, então tem que usar o disjuntor hyrax durante 15 dias pra logo em seguida usar a mascara, a partir de que idade ao certo pode se usar o hyrax? Acho ele mto pequeno pra usar isso, deve ser incomodo pra uma criança de 7 anos, me ajude a essa duvida.

    Obrigada

    • Ana, não tem idade certa, depende do caso… pode ser até antes dos 7 anos. Realmente o Hyrax não é muito confortável, mas geralmente as crianças se adaptam ao uso muito mais facilmente do que os adultos, elas “tiram de letra”. ;)

  64. Ola Dra!!! Voltei para agradecer… Foi muito bom, coloquei a cerinha que vc me indicou, melhorou 80%!!!

    Muitissimo obrigada pela atencao!!!

    • ;)

  65. Ola Dra!!! Estou usando esse aparelho esta com 5 dias, estou me acostumando mais, pois no começo e desesperador!!! A fala ainda continua ruim, mas esta melhor que antes… mas o q eu gostaria de saber mesmo e que minha lingua esta toda cortada, esta doendo muito, dificultando muito, nem tenho vontade de conversar, de responder nada o q me perguntam!!! Sera que nao existe nenhum metodo de uma capa de silicone, alguma coisa que possa envolver esse aparelho para nao machucar???

    Obrigada!!!

    • Não Jessica, “capa” não existe. Mas se houver alguma aresta mais cortante que esteja machucando você, converse com o seu dentista pra ele desgastar. Ainda, existe uma “cerinha” odontológica que pode ser comprada na farmácia e que serve pra isolar áreas d aparelho que estejam machucando… é só fazer uma bolinha e colocar em cima da área “pontuda”.

  66. Boa tarde, Dra. Meu nome é Gustavo tenho 22 anos, estou usando o aparelho hyrax já faz dois meses, fui recentemente no consultório e a doutora falou que o resultado já era o suficiente e que não vou mais precisar apertar o aparelho e até trancou // me explicando que o prazo minimo era de 3 meses pra os dentes se fixarem e então fazer a remoção do hyrax, dai começar o tratamento tradicional.
    Minha duvida é saber se é necessário fazer a manutenção mensalmente… ? Até onde entendi não há muita necessidade…

    • Depende do que seja “fazer a manutenção”, Gustavo. É importante verificar periodicamente o andamento dos resultados, porque mesmo com o aparelho travado os dentes se movimentam. Além disso, pode haver alguma quebra, soltar alguma coisa, etc.. Então é bom sua dentista acompanhar, mesmo que não intervenha.

  67. Eu tenho 19 anos e to com o separador, eu já expandi ele umas 21 vezes só que não deu muito resultado e dói muito quando eu vou expandir, o que eu faço?

    • David, continue ativando o aparelho até que o seu dentista oriente você a parar. Se doer e você não conseguir, aí sim pare e entre em contato com ele pra que ele verifique se dá pra continuar ou não.

  68. Ola Dra., a minha filha tem 7 anos, vai fazer 8, a dentista recomendou usar aparelho expansor porque tem mordida cruzada e pouco espaço.
    O meu medo é que a minha filha sofreu um acidente aos 3 anos, levando a bloco operatório para faturar ferida extensa vestibular na ganhava e também no nariz. Fez uma radiografia e não detectaram quaisquer problemas.
    Achá seguro usar o expansor? Obrigada.

    • É seguro sim, Sandra. O disjuntor apenas vai separar os ossos que formam o céu da boca.

  69. Olá Dra! Minha filha de 13 anos irá iniciar um tratamento ortodôntico, inicialmente seria apenas o aparelho fixo “normal”, entretanto após avaliação da documentação, foi indicado que ela fizesse o uso desses disjuntores, apenas disse que antes do fixo ela teria que usar um para “abrir o céu da boca”, como não sabia nada a respeito fui buscar informações sobre o mesmo e aqui no blog vi que existem 2 tipos, é isso? Haas e Hyrax. São diferentes entre si? Nesta idade, costuma ser doloroso? Obrigada!

    • Sim Cris, a diferença está no apoio desses aparelhos: o Haas se apoia em mucosa e dentes e o Hyrax só em dentes, mas a função é a mesma. Não, não costuma ser dolorido, e 13 anos é uma boa idade pra esse tipo de procedimento.

  70. Bom dia, Dra.
    Estou com uma duvida em relação ao meu tratamento de mordida cruzada. Meu aparelho é o hyrax. Estou usando quase ha um mês, tenho percebido que os dentes do lado direito estão se inclinado numa proporção maior se comparado ao esquerdo, e os dentes da frente não se separaram (pelo que pesquisei sobre o assunto o meu caso não ocorreu como deveria). Pela sua experiencia o aconselhável seria parar de aperta-lo? Minha próxima manutenção é daqui a 5 dias…

    • Qual sua idade, Gustavo? Essa diferença entre os lados é comum e será corrigida posteriormente. A não abertura entre os dentes anteriores não significa, necessariamente, insucesso da disjunção, às vezes o espaço não se abre mesmo. Continue ativando até que seu dentista / ortodontista oriente você a parar.

  71. Dra, eu aqui novamente rs. Não preciso mais ativar meu aparelho e dia 29 vou fazer a manutenção, mas estou com uma dúvida, o lado direito do meu rosto está bastante inchado. Está me incomodando bastante, pois dá pra notar a diferença de um lado do outro. É normal? É por causa do aparelho do céu da boca também?

    • Está inchado o rosto mesmo, Lais? Ou por dentro da boca? Não é um sintoma comum, seria bom procurar seu dentista e relatar isso.

  72. Dra, uso o aparelho do céu da boca e meu dentista disse pra eu ativar 2 vezes de manhã e 2 vezes a noite durante duas semanas. Ocorreu tudo bem, só que faltando dois dias pra eu parar de ativar o aparelho travou. Liguei pro meu dentista e ele disse que foi porque chegou no limite e não dava pra ativar mais. Só que dois dentes no meu lado esquerdo não descruzaram/consertaram, e agora? O que fazer para descruzar esses dois?

    • Lisnara, será possível descruzá-los com o aparelho fixo, posteriormente. Ou, caso não seja, pode-se trocar o aparelho e continuar ativando… mas acho que não será preciso.

  73. Com que idade pode começar esse tratamento em crianças?

    • Depende da avaliação do odontopediatra / ortodontista, Katiuscia. Mas geralmente na época do começo da troca dos dentes, lá pelos 6 ou 7 anos de idade.

  74. Boa tarde.
    Tenho 17, mas minha maxila ainda é infantil, meu palato é muito estreito e meu dentista falou que por ter tido a menarca muito tarde, é mais provável que surta o efeito desejado.
    Coloquei o hyrax no dia 4, comecei ativar dia 10.
    O dentista disse 2 voltas de manhã e duas voltas à noite. Só que não sei se estou dando a volta completa. Quantos “buraquinhos” tem de girar? (vi em alguns comentários mencionando que 1/4 seria 1 buraquinho, não entendi direito).
    Minha chave é aquela de cabinho azul.
    Foi mencionado que não se sente dor e sim formigamento no palato – senti o formigamento – mas estou com muita dor. Meus dentes estão sensíveis, o lado direito do meu rosto dói assim como minha cabeça – eu já tenho diagnóstico de enxaqueca, uma das razões para corrigir minha mordida.
    Essa dor é normal, certo?
    Ah! Dói pra comer, só que minha mãe disse que é pra começar a mastigar ao invés de ficar tomando sopa. Estou a base de sopa desde o dia 2 que foi quando coloquei o separador. Realmente é melhor começar a morder?

    Obrigada!

    • Evelyn, cada volta completa do parafuso corresponde a 4 ativações. Se são 2 de manhã e 2 à noite, você dá 1 volta completa por dia. Sim, pode doer, mas essa dor não é da separação dos ossos em si, provavelmente se deve pela compressão da mucosa do céu da boca. Se você se sentir segura, pode começar a morder, sim.

  75. Olá, tenho 15 anos e coloquei esse aparelho ha algumas semana (ainda não fez 1 mês), mas meu dente da frente já abriu (e a dor é insuportável), gostaria de saber quanto tempo demora para ele se fechar, não quero ficar com esse buraco uns 4 meses…

    • Depende, Eveline. Geralmente o espaço se fecha por completo (ou quase) ainda na fase de contenção (quanto o aparelho fica travado pra estabilizar a nova posição dos ossos), ou seja, em 3 ou 4 meses. O que não for fechado, será com o aparelho fixo, posteriormente.

      • Obrigada pela informação, eu fui hoje no meu Dentista e ele travou o aparelho e me falou que os dentes iriam voltar para o lugar naturalmente… será que vai levar muito tempo?

        • Como eu disse, uns 4 meses… talvez 6.

  76. Olá Dra., tenho 16 anos e coloquei o Hyrax hoje, mas minha dentista não mandou eu ir soltando o parafuso e só marcou meu retorno para mês que vem, isso é normal?? Isso não vai fazer com que eu fique mais tempo com o meu aparelho??

    • Joyce, geralmente se começa a ativação do aparelho logo após a instalação. Imagino, então, que sua dentista vai usar o mesmo aparelho para outras movimentações dentárias, pois realmente não faz sentido usar o disjuntor sem ativá-lo (a não ser na fase contenção, quando ele fica travado, claro).

  77. Olá, estou usando o expansor no céu da boca e estou fazendo ativação ha quase 2 semanas. Meus dentes abriram bastante e meu dentista disse que é normal, sinal que o tratamento está dando certo, mas meus dentes do lado direito estão mais baixos que o lado esquerdo. Isso também é normal ? Dia 29 desse mês coloco o outro aparelho fixo. Quanto tempo mais ou menos leva para fechar o diastema?

    • Lais, sim, em algumas fases do tratamento ortodôntico os dentes parecem “fora de lugar”, mas isso será corrigido posteriormente. O diastema vai fechando já na fase de contenção do disjuntor (quando ele não é mais ativado e fica travado)… o fechamento completo depende, também, do alinhamento dos demais dentes, mas geralmente é coisa rápida, de 3 a 6 meses.

  78. Ana, tenho uma dúvida e só vou ao dentista na semana que vem e minha curiosidade fala mais alto! (esqueci de perguntar no dia).
    Bom, eu tenho problema de sobremordida e pouco espaço para empurrar os dentes para trás. Por isso optei pela remoção dos terceiros pré-molares (acho que é isso) que é a opção mais eficaz que minha dentista sugeriu. Ontem coloquei os brackets e também estou com um no “céu da boca”, na verdade ele não cobre todo o “palato”, fica bem em frente… é uma barra que sai da banda e encontra lá na frente com um pedaço oval de acrílico. Ele também é um tipo de expansor? Soube que serviria para dar “força” para os dentes irem para trás. Mas não entendi muito bem a função dele! E é horrível para comer e falar :( queria saber se isso será necessário até o dia em que meus dentes ficarem totalmente prontos. Ou seja, até o dia de remover os brackets daqui uns 2 anos =/////
    Aguardo uma resposta.
    Muito obrigada por sempre tirar minhas dúvidas!

    • Cintia, creio que se trata de um “botão de Nance” –> http://bit.ly/1ixSeEM , que é um dispositivo auxiliar de ancoragem. Ele não é um expansor. Traduzindo: serve pra que os seus molares permaneçam no lugar mesmo quando forem usados pra puxar outros dentes. Ele provavelmente será removido antes, quando não for mais necessário.

      • É esse mesmo Ana! É muito chato hehe… não consigo comer direito e atrapalha muito na fala.
        Muito obrigada!!
        Beijos

        • ;)

  79. Olá, gostaria de tirar algumas dúvidas!!!!

    Coloquei o disjuntor hyrax hoje, estou com muita dificuldade para falar e engolir (inclusive saliva). Tenho 25 anos e é a primeira vez que coloco aparelho, tenho mordida cruzada e minha ortodontista disse que vou precisar utilizar o aparelho por 5 meses.

    1. Em relação a ativação, quantas vezes por dia devo ativar? A orientação que recebi foi de uma vez ao dia e 1 única ativação (1 única bolinha como a dentista explicou);

    2. Consigo voltar a falar com facilidade? Meu aparelho tem uma grade de contenção para a língua e estou falando com muita dificuldade;

    3. Tem algum procedimento de higiene além de escovação normal dos dentes e escovação do aparelho? Preciso usar algum flúor ou algum produto especial? Faço escovação normal e utilizo enxaguante bucal.

    Obrigada.

    • Mônica,

      1. Ative o aparelho como indicado por sua ortodontista. Há várias formas de se fazer a ativação, de forma lenta (que deve ser a sua, até pela sua idade), de forma rápida, cada caso é um caso.

      2. Durante o uso do aparelho vai ser meio “chato” falar, mesmo. Mas tudo é uma questão de adaptação, as dificuldades vão diminuindo com o tempo.

      3. Enxaguante bucal é bastante útil, procure forçar a passagem dele por cima do aparelho (entre o céu da boca e o aparelho). Você pode passar o fio dental por cima do aparelho, também, com a ajuda de um passa-fio (uma espécie de “agulha” plástica, tem pra comprar na farmácia).

  80. Olá, eu tenho 20 anos e coloquei o disjuntor palatino hoje a tarde, meu dentista pediu para eu fazer a manutenção dele 2 vezes por dia, sendo que o dentista me mandou retornar na clinica daqui a 3 dias, minha duvida é… quanto tempo leva para os ossos separarem e quanto tempo eu irei ficar com esse aparelho no céu da boca, obrigado !

    • Ramon, depende de quanto for necessário abrir. Se seu dentista pediu que você retornasse em 3 dias, não deve ser preciso abrir muito… talvez durante 1 semana ou 2. Depois que se chegar à disjunção pretendida, o aparelho fica travado por uns 3 meses, pra que os ossos do céu da boca se estabilizem na nova posição. Você deve usar o disjuntor por esse tempo.

  81. Bom dia, estou usando este aparelho fixo faz três semanas, só que o meu não e com o anel não, ele tipo “encapa” os dentes traseiros, assim não tem como entrar comida. Ativo duas vezes na parte da manha todos os dias e dói bastante além de estar machucando minha boca e cortando minha língua. Desde o dia em que coloquei ele está soltando, na primeira vez soltou 5 dias depois que coloquei, fui ao meu dentista e ele colocou novamente, porém soltou de novo após 6 dias, fui ao consultório, ele colocou 3 camadas de resina pra ver se fixa melhor (os resíduos da resina cortaram mais a minha boca) só que parece que ele está soltando novamente. Gostaria de saber se isto é normal? Este aparelho solta assim com frequência ou será que tem algo errado?
    Desde já agradeço.

    • Se o aparelho encontra muita resistência pra abrir, ele pode se soltar mais facilmente sim, Débora (o que explica, também, a dor e ferimentos que você relata). Qual a sua idade? Se você já é adulta, a sutura que une os ossos que formam o céu da boca já está bem unida, então a separação dos ossos é mais difícil.

      • Tenho 20 anos. Se é normal então tá bom, rs. Assim fico mais tranquila.
        Obrigada.

        • Aos 20 anos essa resistência é esperada, Débora.

  82. Olá doutora,

    1. Há alguma forma de saber sem ir ao dentista se o meu céu da boca é estreito e se terei de usar esse alargador?

    2. Também há alguma forma de saber se terei de extrair dentes para usar o aparelho ortodontico fixo?

    3. É possivel colocar o aparelho ortodontico fixo no mesmo dia que essa mesmo alargador? Se sim qualquer dentista o pode fazer se eu assim o pedir?

    • Não Mariana, só dá pra dizer que será necessário o uso do disjuntor depois de, no mínimo, uma avaliação do dentista. E, mesmo assim, após a realização dos exames (documentação ortodôntica) pode ser que as coisas mudem. O mesmo vale com relação à extração de dentes. Sim, é possível instalar o aparelho fixo (com bráquetes) junto com o disjuntor, mas geralmente não se faz isso por 2 motivos: é muita coisa pra fazer de uma vez só (seria uma sessão longa e desconfortável para o paciente) e o arco do aparelho pode restringir a abertura do disjuntor, então prefere-se aguardar até que o disjuntor seja travado pra só então instalar o aparelho fixo. Não se preocupe em “pedir” nada ao seu dentista, apenas procure um dentista (ortodontista é o dentista especialista em aparelhos) e ele vai orientar você.

  83. Olá, pode-se usar o disjuntor palatino em conjunto com o aparelho ortodontico fixo ou tem de necessariamente ser colocado primeiro o disjuntor palatino e uns meses depois ser colocado o aparelho ortodontico?

    • Pode Débora, DESDE QUE o aparelho fixo não restrinja a abertura do disjuntor palatino. Na fase de contenção, quando o disjuntor não é mais ativado, mas fica na boca para estabilizar o resultado obtido, não há problema em se usar o aparelho fixo junto.

  84. Boa tarde, Doutora Ana.
    Estou com uma duvida, já faz uns três dias que estou sentido o meu dente do lado esquerdo superior sensivel, e ele esta com o anel do aparelho. Será por causa do anel, pois quando estou andando eu sinto ele bem sensivel, tenho que andar um pouco devagar pra não doer, e quando vou comer alguma coisa ele não doi, por isso achei estranho. Por favor, me tire essa duvida.

    Fico grata pela atenção. :-)

  85. Olá Ana, vai fazer 24h que eu coloquei o espaçador hyrax, e pelo o que eu senti, daqui a pouco eu já vou está conseguindo falar “tranquilamente”, com paciência tudo se ajeita…
    Eu gostaria de saber alguma dica para melhorar minha fala o mais rápido possível !

    • Lucas, é questão de hábito mesmo, de treino. Acho que não há uma forma mais eficiente de melhorar a fala do que… falar bastante. :)

  86. Doutora, estou desesperada, vai fazer 3 semanas que estou com o aparelho e meus dentes estão abertos na frente, estou me sentindo horrivel, meus amigos me zoam bastante, tenho 12 anos, quero muito que feche, o meu dentista disse que vou ficar com o aparelho durante 6 meses ! Ele vai ficar aberto durante todo esse tempo ? Preciso que feche rapido :/

    • Carolina, embora você vá ficar 6 meses com o disjuntor, seus dentes vão se fechar, talvez por completo, dentro desse prazo. Isso porque você não vai mais ativá-lo depois de um tempo (de 1 semana a 1 mês), e a tendência é do espaço entre os dentes se fechar espontaneamente (ou com o auxílio do aparelho fixo) nessa fase, chamada de “fase de contenção”. Aguente firme, passa rápido e vai valer a pena. :)

  87. Olá, estou usando o disjuntor ha um mês, e vejo que já melhorou muito, mas percebo que ele esta forçando apenas um dos lados, então meu dentista diminuiu a resistência do lado que não abre e pediu pra eu parar de dar as voltinhas por pelo menos 2 dias, porém depois de feito isso, ao escovar os dentes, percebi que ele se movimentou no mesmo lado que abre mais e liberou um pouco de “cimento”, começou inflamar e doer muito minha gengiva na região dos dentes que estão colocadas as bandas; o que devo fazer ?

    • Cleuri, seu dentista / ortodontista precisa ver o que está acontecendo, principalmente se o aparelho se deslocou e está machucando sua gengiva. Entre em contato com ele pra ele verificar.

  88. Eu uso esse aparelho faz 3 meses, não tive problemas como dor ate hoje, mas estou no processo que já abriu o céu da boca e agora esta fechando, e minha linda esta machucando mtt. Esta aqueles calombos, esta doendo muito. Queria saber o que posso fazer para amenizar a dor ate eu voltar ao dentista.

    • Onde está machucando, Stefani?

  89. Olá doutora, tenho 13 anos e coloquei o hyrax ainda nessa semana, junto com o aparelho fixo, e estou com muita dificuldade para comer e falar, queria saber se essas dificuldades vão passar com o tempo, pois incomoda bastante. Além disso o aparelho fixo tem machucado a minha bochecha, tem algo que eu possa fazer?

    • Sim Ana, você logo vai se acostumar / adaptar ao uso do aparelho. Quanto às lesões por atrito do aparelho na bochecha, existe uma “cerinha” que pode ser comprada em qualquer farmácia e serve justamente pra proteger a mucosa do atrito do aparelho. É só fazer uma bolinha de cera e aplicar sobre o bráquete que está machucando. Ajuda bastante.

  90. Bom Dia, Doutora.

    Vou tirar o hyrax mês que vem e ja vou colocar o fixo de pedrinhas (sabe qual é, o colorido…), vou ter que usar uma placa palatina também.

    Realmente é necessário isso? Pois estou achando que estou usando algo a toa.

    • Luiz, sem examinar você não tenho como saber se esses dispositivos são necessários ou não, afinal depende das condições do tratamento e das movimentações ortodônticas (dentes) e ortopédicas (ossos) que o seu dentista pretende. Mas não vejo vantagem alguma pra você e nem para o dentista usar quaisquer desses dispositivos sem necessidade… então, creio que eles não são “à toa” não.

  91. Olá Doutora,

    Parabéns pelo seu blog. Tenho aprendido imenso consigo.

    Depois de ler as várias respostas lamento ter de tomar o seu tempo para colocar uma questão.

    Uso o Hyrax e o meu aparelho tem um ferro que vai até à parte da frente da boca (devido à mordida cruzada). No entanto quando estou a apertar o Hyrax sinto pouca pressão nos dentes da frente. Parece que o ferro saiu da posição que deveria estar devido à movimentação dos restantes dentes.

    Isto é normal? É normal este ferro sair da posição inicial? É normal sentir menos pressão nos dentes da frente?

    Obrigado e uma vez mais parabéns pelo BLOG. é TOP =D

    • Pergunte quando precisar! :)

      Existem vários tipos de aparelhos disjuntores. Não sei se é o caso, mais alguns abrem menos na frente e mais atrás (ou o contrário), depende do caso e do resultado que o seu ortodontista pretende. Não sei se entendi bem a qual “ferro” você se refere, mas se você desconfia que algo tenha se soltado, é interessante que o seu dentista verifique.

      E obrigada. :)

  92. Muito obrigada doutora, estou gravida de 13 semanas, nao paro de comer, minha lingue esta dolorida, parece assada de tanto tentar limpar o aparelho, sera q depois q eu começar a ativar o aparelho vai melhorar essa situação de prender a comida, acho q coloquei em uma epoca ruim, ja me falaram para tirar e colocar depois q o nenem nascer, mas sera q vai piorar ou o pior é agora ate acostumar com o aparelho? O que me aconselha?

    • Mariana, a gravidez não chega a ser um problema pra esse tipo de procedimento mas, realmente, por uma questão de conforto (considerando todos os incômodos que a gestação já traz), talvez o melhor fosse deixar pra depois. Por outro lado, o aparelho já está aí… então, se você estiver disposta, dá pra continuar. Sim, com a ativação do aparelho e a abertura do parafuso, vai facilitar pra higienizar, além do fato de que você ainda está se habituando ao uso.

      Parabéns pelo bebê. O meu segundo filho nasceu na terça-feira, dia 25/02. :)

  93. Oi doutora, qual é o tempo maximo de ativaçao do hyrax? O meu dentista n me informou por quanto tempo eu tenho que ativar e pediu pra eu voltar la dia 19 de abril. Sera que eu tenho q ativar ate dia 19? Eu fiquei confusa pq vi que a maioria das pessoas ativam durante uma ou duas semanas e ai eu vou ter que ativar por mais ou menos um mes se for contar com o dia que eu botei.

    • Marina, ativações mais lentas levam em torno disso, 1 mês. Claro, se você não tem certeza, seria bom entrar em contato com o seu dentista pra confirmar, mas possivelmente a intenção do seu dentista é fazer esse tipo de ativação, lenta, mesmo.

  94. Olá Doutora, coloquei o aparelho do tipo HAAS já tem 10 dias, minha dentista falou que eu devo ativar 2x ao dia, uma de manha e uma de noite, tenho 22 anos, e ativei os primeiros 7 dias sem problema nenhum ! Mas depois do 8 dia, senti uma grande resistência do aparelho para abrir, mas dei uma forcada e consegui abrir mais uma volta, no dia seguinte até hoje tenho sentido uma dor muito grande embaixo da parte de acrílico do aparelho, não aparenta estar vermelho nem nada, mas parece meio inchado, minha dentista passou um anti-inflamatorio e falou para parar as ativações até dia 10 que é minha prox consulta ou voltar caso melhore antes, isso é normal ? A dor é muito forte …

    • Henrique, embora na sua idade as chances de disjunção (separação dos ossos que formam o céu da boca) ainda sejam muito boas, nem sempre dá certo. Pode ser que você tenha chegado a um ponto em que não vai abrir mais, por isso acho realmente prudente parar com as ativações por enquanto, como sua dentista sugeriu. Se você forçar, pode criar grandes feridas nos locais onde o aparelho empurra a mucosa do céu da boca, pois nessas áreas pode faltar suprimento sanguíneo por causa da pressão exercida pelo aparelho.

  95. Olá, uso o hirax ha um ano e ha pouco tempo coloquei elásticos nos dentes, e uma bola inchada se formou bem atrás dos dois dentes da frente, e na frente de uma bolinha fixada no céu da boca que faz parte do hirax. Fui na minha dentista e ela disse que é normal fazer pressão e que vai ficar inchado e dolorido. Ela receitou gargarejo de água oxigenada, porém de nada adianta para aliviar a dor, o que posso fazer para melhorar? Dói muito! Responda por favor.

    • Ana, água oxigenada é um péssimo antisséptico, não serve nem pra isso nem pra dor. Tente bochechos com Malvatricin, deve ajudar.

  96. Olá doutora, coloquei o aparelho hass, nao tive dor mas quase morri para comer, pois a comida para em cima dele, a minha dentista disse q vai começar a ajustar daqui 15 dias para eu me acostumar primeiro, pois ela pretende apenas colocar os dentes para frente, pois ja tenho 33 anos, mas gostaria de saber se é normal essa comida parar em cima dele e sempre sera assim ate eu tirar esse aparelho? Ela disse q ja ja vou me acostumar, mas ta dificil para engolir rsrs. Obrigada!

    • Isso é bem comum sim, Mariana. É preciso limpar de resíduos alimentares a região entre o aparelho e o céu da boca. Você pode fazer isso com o fio dental, passando-o por cima do parafuso do aparelho e “esfregando” ele entre p aparelho e o céu da boca (o que não deve ser muito fácil de fazer se o aparelho ainda não começou a ser ativado e o parafuso ainda estiver fechado). Outra forma é com água ou enxaguante bucal: faça bochechos de forma a forçar a passagem do líquido por cima do aparelho, isso ajuda bastante a remover os restos de alimentos.

  97. Doutora, sou o Anderson do aparelho que a médica está esperando nascer o osso e etc… meu aparelho nesse domingo quebrou do lado esquerdo, saiu a parte fininha, não sei se isso interfere no tratamento… o aparelho continua intacto, a cola que ela usou já estava saindo e ela falou que não tinha problema, quando foi ontem saiu tudo e o aparelho quebrou :'( :'(. Isso vai atrapalhar meu tratamento? Vou nela quarta feira, será que vou ter que tirar o aparelho todo e esperar fazer outro, pra apertar TUDO DE NOVO, me acostumar de novo e etc? Ou não há problema em sair o ladinho do aparelho? Tem como ela só colar de novo aquela parte? Ai doutora :'( isso está interferindo em algo no tratamento? Esses 3 dias que vou ficar sem o lado esquerdo do aparelho? A parte fininha? :(

    • Anderson, não estou bem certa do que seria a “parte fininha”, mas acredito que dá pra consertar, sim. Cada vez que quebra ou se solta o aparelho, o tratamento tende a atrasar… mas o importante é você procurar sua dentista em seguida, assim não se perde muito tempo e os prejuízos para o tratamento são minimizados.

  98. Bom dia.

    Eu estava procurando informações sobre meu aparelho e achei o seu blog que, por muitos comentários, me aliviou.
    Eu tenho 13 anos e vou colocar o hyrax na quarta-feira, mas ainda me restam dúvidas que não consigo esperar até o dia da consulta.

    1- Na minha idade, os dentes separam muito?
    2- Depois que parar de ativar, qual o tempo mínimo e máximo para os dentes se fecharem?

    Confesso que estou mais preocupada com a minha estética do que com a dor. Eu tenho certeza que vou ser muito zoada pelos meus amigos, kkkkkk .-.
    E também algo que me anima, é o fato de não consigo comer direito. Por quê? Porque eu quero perder uns quilinhos e nunca consigo fazer exercícios físicos por muito tempo então essa é uma ótima oportunidade, né? KKKKKK

    Bem, agradeço desde já pela sua resposta. ^^

    • Juliana, a sua idade é a ideal pra tratamentos ortopédicos (quando há modificação óssea, não só dentária). Os ossos que formam o seu céu da boca devem se separar facilmente, creio que você não terá problemas. O espaço que se abre entre os dentes costuma se fechar ainda na fase de contenção do Hyrax, ou seja, quando o dentista “trava” o aparelho e você não o ativa mais. Não sei quanto tempo você ficará ativando… se for uma disjunção rápida, costuma ser 7 dias. A fase de contenção, em que você usa o aparelho sem ativá-lo, dura de 3 a 4 meses. Nesse tempo provavelmente o espaço deve se fechar de forma espontânea (mesmo que você ainda não esteja usando o aparelho fixo junto).

      Isso, aproveite pra emagrecer. Mas não muito, você está em fase de crescimento e precisa de energia! ;) Quanto à zoação, esse período vai passar voando e vai valer a pena o resultado… você vai ver.

      • Muito obrigada, Doutora.

        Eu realmente me sinto muito mais tranquila com essa sua resposta :D

        Um grande beijo e te desejo tudo de bom na sua carreira!

        • Juliana, que bom, era essa a intenção. Abração! :)

          • Olá,

            Vim perturbá-la novamente, mas dessa vez com boas notícias.
            Eu acabei de colocar o hyrax e o ativei em seguida. O único desconforto que eu senti foi uma pressão gigantesca que até dificultou um pouco a respiração, mas logo desapareceu. A minha dicção não está tão ruim como eu imaginava e até me sinto melhor por isso.
            Meu dentista me informou que terei que ativar 1 vez por dia e na próxima consulta, eu vou colocar aquele aparelho normal na parte de cima. ^-^
            Esse aparelho na parte de cima é para evitar que os dentes da frente se separem muito?

            Enfim, é isso. Beijos ;*

          • Bom saber, Juliana! O aparelho fixo vai começar a alinhar os seus dentes e, portanto, vai começar a fechar o espaço entre os dentes da frente, sim.

  99. Então doutora, fui a minha dentista e ela trancou o aparelho mesmo, eu perguntei a ela e ela disse que vai por sim o aparelho fixo junto ao aparelho do céu da boca, mas ela disse também que só está esperando recompor as células, nascer osso, algo assim, eu não entendi muito bem, para colocar o aparelho fixo nas partes de cima, mas ela falou que até mês que vem isso já vai ter acontecido e eu vou coloca-lo :D. Só vim aqui contar meu caso, na próxima vez que voltar lá (mês que vem) volto aqui e conto meu caso :D (ou se eu tiver alguma dúvida hihihi) valeu doutora, abraços =*

    • Bom saber, Anderson. Sua dentista está esperando formar osso mesmo, pois quando os ossos que formam o seu céu da boca foram separados, ficou um espaço entre eles… e daqui a pouco seu organismo vai preenchê-lo com “osso novo”. Aguardo notícias! ;)

  100. Querida Ana, muito obrigada pela atenção!
    Parabéns pelo trabalho q desenvolves no site, q é de grande utilidade para leigos como eu. Fostes muito rápida na resposta, o q demonstra a dedicação que tem com pessoas q vc nem conhece. Continue assim! Obrigada mesmo!!!

    • Imagina Paula, por nada. Fico feliz em ajudar. :)

  101. Olá Dra!
    Minha filha está usando o disjuntor porque tem a mordida cruzada. Faz 1 semana que não preciso mais ativá-lo. A dentista disse que ele ficará por 6 meses. Porém ela disse para voltarmos mês que vem para começar o processo nos dentes inferiores… Não será muita chateação pra uma menina de 8 anos? Será q o aparelho inferior será no mesmo estilo do disjuntor?
    Só mais uma dúvida: nos caninos ela prendeu o aparelho com uma resina, que parece que os dentes têm o dobro do tamanho normal. Será sofrido para tirar?
    Muito obrigada

    • Paula, por incrível que pareça as crianças encaram esses “incômodos” com muito mais tranquilidades que nós adultos. Se a parte da ativação do disjuntor já passou, o pior já foi. Na parte de baixo não sei dizer ao certo que aparelho será usado (porque não conheço o caso e isso varia), mas geralmente é o aparelho fixo mesmo (com bráquetes). E não, não importa a quantidade de resina que foi usada, o trabalho pra remover é o mesmo.

  102. Doutora, pode colocar o aparelho fixo junto com o aparelho do céu da boca? Tipo, a pessoa já está uma semana com o aparelho no céu da boca, aí pode colocar o aparelho fixo e deixar os 2 na boca? Ou só se coloca o fixo depois que tirar esse aparelho do céu da boca?

    • Pode sim, Anderson, DESDE QUE o aparelho fixo (com bráquetes) não restrinja a abertura do disjuntor. Ou seja: se o disjuntor não estiver mais sendo ativado (estiver travado, já na fase de contenção), é possível instalar o aparelho fixo. Ganha-se tempo, já que assim os dentes já vão alinhando…

      • É isso doutora! Vou falar amanhã com a minha dentista sobre isso, ele já está travado, não o ativo mais. Amanhã tenho consulta com ela e vou falar já para por o fixo junto. Muito obrigado, seu site me ajuda demais, fora que você tira todas as dúvidas, abraços. :D

        • ;)

  103. Doutora, tendo que ficar com esse aparelho por 4 meses no mínimo, os dentes abrem quantos cm? Tipo, eu uso ele há uma semana e já abriu bastante os dentes da frente, estou ficando preocupada.
    Hoje 15/02 eu paro de ativar e vou ficar com ele por 4 meses na boca, mas tipo… o dente vai continuar abrindo mesmo sem ativar?
    Quanto tempo demora pra fechar? Quando eu parar de ativar o dente que abriu fecha de novo? Thx

    • Gabriela, não dá pra afirmar quantos mm vai abrir, já que depende de quanto o seu dentista pretende abrir. Não, os dentes não vão continuar abrindo depois que você parar de ativar o aparelho, pelo contrário, a tendência é do espaço fechar (só os dentes, os ossos já vão estar separados e é por isso que se fica com o aparelho mais tempo, pra estabilizar os ossos). Geralmente os dentes se fecham ainda no período de contenção (nos próximos 4 meses, portanto).

      • Então quer dizer que eu parei de desativar e os dentes vão se fechar sozinhos nesse período de 4 meses? (: obrigada pelas respostas doutora

        • Se não fechar tudo, pelo menos QUASE, Gabriela. :)

  104. Ola dra :-)
    Bem, vou lhe contar minha pekena historia do “hyrax com grade”
    Bem, eu coloquei dia 18/12/2013
    No dia 05/01 na revisao a dra me disse que o aparelho havia quebrado, depois so o recoloquei dia 29/01
    Era um aparelho igual, porem mais confortavel
    E depois dia 12/02 na consulta a dra disse que iria travar o hyrax e botou uma massinha no local e mandou eu marcar para botar aparelho embaixo
    Bom o que eu quero saber é o q significa o “travamento” do hyrax? Significa que o tratamento saiu como o esperado?

    • Significa que o Hyrax não precisa mais ser ativado, Pamela. Agora você vai continuar com ele mais algum tempo, mas apenas como contenção, ou seja, pra que o resultado obtido até aqui seja estabilizado. Portanto, quer dizer que tudo saiu como esperado, sim. :)

  105. Olá, doutora.
    Tenho 15 anos de idade e coloquei esse aparelho no céu da boca já faz 4 dias, lendo e pesquisando sobre ele cada vez mais vai me dando agonia sobre o mesmo, sendo que também tenho uma série de dúvidas.
    1: A dentista falou para eu ativar ele 4 vezes ao dia, 2 de manhã e 2 de noite. Mas como eu fico só em casa sem ninguém para ativar para mim nesse horário, meu pai ativa 2 vezes as 12:00 e a outra as 17:30, tem algum problema?
    2: Parece que só vou usar esse aparelho durante 7 dias, existe isso? Usar ele em um período tão curto?
    3: Cada caso é um caso certo? Creio que o meu é apenas para abrir espaço para o dente canino direito, que é um pouco mais elevado e não se encaixa com os outros, assim não tendo que retira-lo, a senhora acha que é por isso? Isso seria um caso só para usar ele por 7 dias mesmo?
    4: *EXISTE OUTROS CASOS DE PESSOAS QUE SÓ USAM ESSE APARELHO POR UMA SEMANA?* Por favor, aguardo com muita ansiedade a sua resposta, obrigado :’)

    • Joaquim,

      1. Ok, embora pudesse haver um maior espaço entre as ativações, é melhor fazê-las com a ajuda do seu pai, até pra evitar qualquer problema (como engolir a chavinha, acredite, acontece. Pra evitar, é sempre bom amarrá-la a um fio dental e a outra ponta no dedo).

      2. Não, você vai ativar o aparelho por 7 dias, mas certamente vai usá-lo, sem ativá-lo, por uns 3 meses. Essa é a fase de contenção, quando usa-se o aparelho apenas pra se estabilizar o resultado obtido.

      3. Sim, às vezes a razão do uso desse aparelho é apenas ganhar espaço no arco pra encaixar um dente.

      4. Como esclareci, sim, muitas pessoas ativam o aparelho por 7 dias apenas (o que é considerada uma disjunção rápida). Mas usar o aparelho, se usa por mais tempo.

      • Realmente doutora, vou ativa-lo até sábado e depois parar a ativação, vou ter que usar mesmo esse aparelho por no mínimo 3 meses :( . Já me acostumei, porém o maior problema creio que seja o fato dos espaços entre os dentes da frente e também quando vai se comer e a comida sobe pro aparelho. Mas isso não é problema, bola para frente que vai dar tudo certo. Muito obrigado por esclarecer algumas coisas, se eu tiver alguma dúvida já sei onde vir. Obrigado õ/

        • Que bom que pude ajudar, Joaquim. Fico à disposição. :)

  106. Ola! Obrigada por me responder, mas ja tem espaço, sim. Fico feliz pelos resultados! Agora é so esperar.

  107. Olá, Doutora! Primeiramente ja passei pelo sufoco de usar o disjuntor, ufa! Já fiz duas extrações na arcada superior para ganho de espaço, pórem eu tenho dois dentes quase no céu da boca, mas com essas mudanças que ocorreram ao longo do tratamento foi possível a locomoção dos dentes e foi colocado os bráquetes nos dentes fora do lugar. Minha dúvida é a seguinte: em quanto tempo esses dentes vão para o lugar ou só dependerá mesmo do meu organismo? Fico muito ansiosa para ter logo os resultados! Desde já agradeço a atenção!

    • Gleice, se houver espaço disponível pra que esses dentes se alinhem no arco, não costuma demorar, não. Coisa de 6 meses, talvez. Já se ainda for preciso abrir espaços pra encaixar esses dentes, pode demorar mais.

  108. Olá, então, eu uso esse aparelho de abrir o céu da boca não tem nem 1 mês, e os meus dentes da frente ja abriram um pouco, eu não queria abrir mais os dentes, pois fiquei mto estranha com os dentes abertos, e com medo de não abrir e o dentista falar q tenho q continuar usando, tem 1 semana q não uso a chavinha e acho q vou esperar chegar no dia de ir no Dentista e apertar um dia antes, o q eu devo fazer ? Continuar usando a chavinha ou esperar chegar o dia do dentista e apertar um dia antes ?

    • Geovana, sem dúvida continuar fazendo as ativações do aparelho do jeito que o seu dentista orientou. Compreendo que você ache feio esse espaço entre os dentes, mas isso é uma fase… ele será fechado posteriormente com o aparelho fixo. Não fazendo as ativações você apenas está atrasando o seu tratamento, pois seu dentista certamente vai pedir pra você continuar ativando… e assim, vai demorar mais ainda pra esse espaço fechar.

  109. Dra, boa tarde :)
    Precisei arrancar os 2 primeiros molares superiores e a minha dentista colocou a barra palatina ontem. Tirei as borrachinhas alargadoras e coloquei o anel com a barra, na hora senti alívio, mas quando cheguei em casa comecei a sentir dor e não consegui morder nada. É normal sentir dor ? Quanto tempo dura ?

    • Thamyres, dor onde? Nos dentes ou na gengiva? Nos dentes, considerando que eles já começam a se movimentar, é algo esperado e que passa logo. Dor a gengiva, por outro lado, não é normal… pode ser sinal de que as bandas podem estar mal adaptadas e/ou machucando. Converse com o seu dentista, seria bom ele dar uma olhada.

      • Dor nos dentes, como se estivesse com a borrachinha ainda.
        Só que ela ainda não passou o fio para puxar. Hoje estou com menos dor, obrigada pela atenção :)

        • Então está tudo dentro do esperado. :)

          • Muito obrigada :)

  110. To desesperada, botei o hyrax so que a minha lingua às vezes tenta passar por cima do aparelho, isso e normal ? O q devo fazer?

    • Pamela, a língua tem movimentos voluntários e involuntários… mas ainda é você que manda nela. Procure se policiar pra isso não acontecer mas, se acontecer, tire ela de lá!

      • Eu vou tentar, mas como eu faço para limpar quando algum alimento fica preso em cima do aparelho?

        • O Hyrax é menos crítico que o Haas nesse sentido, pois não tem a parte acrílica. Você pode usar o fio dental, passando-o por cima do aparelho. Também, pode ser de grande ajuda utilizar um enxaguante bucal, fazendo bochechos mais vigorosos.

  111. Olá doutora, eu preciso por aparelho, vou fazer 18 anos e fiquei protelando e disseram que quanto antes melhor. Eu usei um movel quando tinha uns 9 anos e aparentemente meus dentes sao certinhos e os de tras se encaixam perfeitamente mas os da frente sao meio pra fora o que me incomoda muito. Ai o dentista disse q teria que usar esse do ceu da boca pra expandir e vai atrapalhar a mordida dos dentes de tras? Nao tem como alinhar um pouco os dentes da frente (esses 4) sem usar esse do ceu da boca nao? Obrigada desde ja. Bjs

    • Depende do espaço disponível para o alinhamento, Aninha. Mas o uso do disjuntor não vai atrapalhar a mordida de trás, necessariamente… tem até alguns disjuntores que abrem mais na frente que atrás. Vale aí a avaliação do seu dentista, ele não proporia isso se achasse que “estragaria uma coisa pra arrumar outra”. Outra possibilidade é o desgaste entre os dentes, pra ganhar espaço…. mas nem sempre isso é possível e/ou suficiente, depende do caso.

  112. Olá, Doutora!
    Coloquei o aparelho hyrax há uns 2 dias, e sinto muito desconforto na fala, o que me prejudica muito no meu trabalho… há alguma alternativa em relação ao tratamento?? =x
    Tirando o desconforto para se comer…

    • Marcos, se for necessária a disjunção (separação) dos ossos que formam o céu da boca, não há muito o que fazer… no máximo, usar outro tipo de disjuntor. Mas o Hyrax já costuma ser mais confortável que o Haas, então…

      • Obrigado Drª! Realmente estarei fadado a utilizá-lo por uns 6 a 8 meses. =( Vai para uma semana que estou usando, será que minha fala tende a melhorar? Não me importa no desconforto de comer e de dor. O problema que vou fazer uma reunião, não falo tudo que teria que falar pois estou falando como se tivesse uma batata na boca. rs

        Mais uma vez obrigado pela atenção, aliás sua página ajuda a todos nós com informações claras e precisas.

        • Sim Marcos, é uma questão de adaptação. Sua fala deve melhorar. E obrigada. ;)

  113. Olá!
    Tenho 20 anos e estou usando ha + ou – seis meses um tipo de disjuntor no céu da boca. Coloquei ele, e quando perguntei a dentista quanto tempo ficaria com ele, ela me disse que por volta de seis meses, bom, esse tempo já se passou e eu continuo com ele. Porém ouve um pequeno incidente nesse meio tempo, quando uma das bandas na qual o aparelho se prendia se soltou. Fiquei 1 mês sem o aparelho, e agora o recoloquei. Procurei na internet fotos deste tipo de aparelho e não achei nenhum parecido. Fico com dúvidas já que já usei o Hyrax há um tempo atrás, depois outro que é bem fininho. Você poderia me ajudar dando uma explicação de para quê serve o aparelho? E qual o tempo médio de permanência dele? Vou postar o link com fotos para que seja mais fácil de você identificar o aparelho. Grato!

    http://goo.gl/t82LVw
    http://goo.gl/Hx9N7m

    • Fernando, o aparelho que você está usando se chama “quadrihélice”. Ele é um aparelho que expande o arco superior, além de poder exercer outras funções, dependendo do tipo de problema de mordida que o paciente possui (pode corrigir discrepâncias transversais e sagitais, ajudar no tratamento de
      oclusões da classe II de Angle, tem efeito no tratamento de mordidas abertas anteriores além de acelerar o alinhamento do arco dentário). Não sei qual é o seu caso, mas o tempo de uso depende muito da movimentação dentária que o dentista / ortodontista pretende.

  114. 02 de janeiro de 2014 20:34

    Boa noite, tenho que fazer uma disjuncao cirurgica palatina, pois minha arcada superior é muito fechada e tenho 50 anos… mas tenho perda óssea e minha buco receitou o aparelho que disse se prender na gengiva (tem umas garrinhas), não posso usar o que se prende nos dentes… como é esse aparelho??? Ha uma chance de postar uma foto do mesmo, procuro na internet e não acho… grata.

    • Mariléia, creio se tratar do aparelho tipo Haas, que se apoia tanto na gengiva (mucosa do céu da boca, na verdade) quanto em dentes, diferente do Hyrax, que se apoia só em dentes. Não existe um aparelho disjuntor que se apoie unicamente em gengiva, seria muito pouco suporte. O Haas é esse: http://bit.ly/1arIM1c

  115. Entendi.
    Mto obrigada!

  116. Sim Ana, é exatamente essa barra!!!!
    Para que ela serve? (pra vc entender melhor, eu tive que extrair os pre molares… no final de agosto)
    meu dentista disse q vou usar essa barra 4 meses!

    Obrigada!!

    • Provavelmente seu dentista pretende puxar os seus dentes anteriores para trás pra fechar o espaço dos prés extraídos, mas não quer que os molares vão pra frente… a barra serve justamente pra impedir esse movimento, é uma forma de ancoragem.

  117. Oi Ana, boa noite!
    Eu estou com “um arco no céu da boca”… mas ele é simples… não se parece com esses que tem aqui!
    Não tenho que mexer nele! Vai de um molar ao outro e com uma “voltinha” no meio… é so um ferro mesmo!
    Mas a minha dúvida é… minha língua está marcada!!!!!!! Está com a marca certinha “do ferro”, parecendo um corte…
    Isso some depois????? Já estou com ele há uma semana… e ta essa marcona na minha língua!!!! Desde o dia que coloquei (fora as outras coisas que td mundo já disse… dificuldade na fala… pra comer, etc). Mas to cismada com isso… minha língua sem movimentos, vira encostada la no ferro… aí ta marcada =/

    • Renata, pela sua descrição trata-se de uma barra transpalatina –> http://bit.ly/1imbXL6

      A marca vai sumir sim, é mais uma questão de adaptação pessoal.

  118. Ana, eu uso o aparelho haas e comecei a abrir tem uma semana eu acho, mas na frente ta muito aberto, sera que eu posso usar o aparelho ortodontico no mesmo tempo que estiver usando o aparelho haas?

    • Sula, pode desde que o aparelho fico não restrinja / impeça a ativação do Haas. Geralmente o que se faz é instalar o aparelho fixo logo após a fase de ativação do Haas, mas às vezes o dentista instala junto, também. Na fase de contenção, quando o Haas não é ativado, o espaço entre os dentes costuma fechar em boa parte (às vezes, todo), mesmo sem a ação do aparelho fixo.

  119. Boa noite Dra. Muito boa a explicação!

    Minha duvida é: uso o hyrax e estou na semana de ativação (estou no 3º dia), quando estava comendo carne a borracha de um dente frontal quebrou, estou preocupado que isso vai interferir no tratamento, pois percebi que minha mordida está descruzando, exceto o dente o qual a borracha esta quebrada.

    Grato!

    • Luiz, o ideal é que seu dentista coloque uma nova borrachinha, mas esta época do ano é complicada…

      Não precisa se preocupar, mas assim que seu dentista estiver disponível, procure-o pra corrigir isso.

      • Obrigado, aliviou aqui hein!

        • ;)

  120. Ooi,
    Eu também queria saber se fazer tratamento de canal doi muito ?

    • Não Marcia, não dói. Todo o procedimento é feito com anestesia local. Quando as pessoas dizem que dói, é porque elas já chegaram no dentista com dor de dente… aí não dá pra fazer milagre, né?! ;)

  121. Sim, está fixado por anéis metálicos, e não tem como tirar …

    • Ele tem alguma divisão no meio, como os aparelhos que descrevi no texto? Se tiver, você pode usar um passa-fio (que é como se fosse uma “agulhinha” de plástico) pra usar o fio dental entre o céu da boca e aparelho, pra limpar. Muito útil, também, é usar um antisséptico bucal ou água mesmo, procurando forçar a passagem do líquido entre o céu da boca e aparelho durante o bochecho.

  122. Oi,
    Eu uso o aparelho fixo nos dentes superiores e ha 3 meses meu dentista colocou o “levante fixo”, pois tenho uma mordida profunda. Gostaria de saber quanto tempo vou ficar com esse aparelho, e como faz para limpar, pois quando vou comer a comida fica toda presa no aparelho e é quase impossível de limpar!!
    Obs: Já estou com o aparelho fixo inferior e continuo usando o “levante fixo”.
    Agradeço desde já !!

    • Marcia, é um aparelho com o céu da boca em acrílico? Geralmente os desse tipo são removíveis. Está fixado como, por bandas (anéis metálicos)? É pra eu entender melhor como é o seu levante e poder te ajudar…

  123. E pra tirar é fácil??
    Minha dentista nunca tem horario pra mim e eu não aguento mais de dor, vou tirar ele em casa nem que tenha que quebrar ele todo!

    • Não é muito fácil não… principalmente sem o instrumental necessário. Quebrar o aparelho ainda vá lá, o problema é você quebrar algum dente no processo… eu não aconselho.

  124. Olá… eu to usando o aparelho tipo Haas… queria saber quanto tempo demora pra consertar a mordida?

    • Depende, Mylena. Geralmente se usa o Haas de 4 a 6 meses (entre fases de ativação e contenção), e depois disso ainda tem o tratamento com o aparelho fixo (com bráquetes). Pra uma previsão mais realista, converse com o seu ortodontista.

  125. Bom dia.

    Coloquei na parte inferior uma mola (de cada lado), no dia seguinte comecei a sentir uma dolorencia nos dentes, é normal? Pra que vai servir essas molas ?

    Grata.

    • Cirlania, qualquer início de movimentação dentária pode causar dor / sensibilidade. As primeiras horas após a aplicação da força são as mais “chatas”. Portanto, é normal sim, dada a situação. Essas molas servem para abrir ou fechar espaços entre os dentes, depende do caso.

  126. Dra. Ana, bom dia.
    Coloquei o aparelho Hyrax no sabado dia 09/11/13, tenho 31 anos e meu dentista pediu pra ativar somente 1 vez ao dia, o que você acha, tenho lido muita coisa a respeito e vendo que todos ativam pelo menos 2 vezes ao dia, de manhã e a noite. Outra coisa é se a pressão que o aparelho faz nos dentes, não corre o risco de quebra-los, pois um deles foi reconstruido com resina já alguns anos, quanto a dor não sinto não, apenas uma pressão leve. Mas como esse aparelho ficou tão caro, eu queria muito que ele funcionasse na minha idade. Poderia me ajudar com alguns conselhos.
    Obrigada e parabéns pelo blog.
    Leka

    • Leka, em pacientes adultos geralmente não dá pra fazer uma disjunção rápida, porque a sutura que une os ossos que formam o céu da boca já está bem consolidada. Por isso é que você deve ativar o aparelho com menos frequência. Isso também impede que seja colocada muita força sobre os dentes em que o aparelho está fixado, o que até poderia causar alguma fratura, mas é muito incomum. Agora é acompanhar pra ver como o seu organismo vai se comportar.

  127. Boa Tarde Dra. Ana

    Meu filho tem 10 anos e pela mordida topo a topo que ele tem foi indicado disjuntor palatino durante 15 dias ativando, e ele deverá ficar na boca durante 3 meses, e junto o aparelho fixo depois de 15 dias com o disjuntor, os caninos estão aparecendo e não tem espaço para eles, mas você que tem mais experiência recomendaria os dois juntos para ele? Desde já agradeço, Rosana.

    • Após a fase de ativação do disjuntor não há problema nenhum em usar o aparelho fixo junto, Rosana, pelo contrário. Assim os dentes já vão se alinhando. Só não se recomenda o uso conjunto quando o aparelho fixo restringe a ativação do disjuntor, de alguma forma.

  128. Bom Dia, Dra. Ana

    Depois de 5 meses usando o aparelho do céu da boca, ontem retirei ele, mas o meu dentista falou que sexta-feira (amanhã) vou colocar outro aparelho no céu da boca. Ele disse que era pra sustentar o que o outro fez. Minha dúvida que aparelho é esse? Pode me ajudar? Uma observação: tenho 26 anos. E já uso o aparelho fixo.

    Agradeço muito. :-)

    • Cirlania, provavelmente se trata de uma barra transpalatina, uma “haste” que liga dois molares, cada um de um lado. Como essa aqui: http://bit.ly/19eGGEl . Ela é BEM mais confortável que o disjuntor.

  129. Bom dia !

    Obrigado por me responder, sim o dele e móvel e ta largo, quando ele fala solta e ele fica encaixando sempre, o q atrapalha bastante !

    • É questão de fazer um ajuste então, Ana. O dentista recomendou usar o dia todo, inclusive pra dormir? Se sim, mas você estiver insegura por ele estar frouxo (e não há como ajustá-lo antes da próxima consulta), é melhor o seu filho dormir sem. Mas é essencial que todo o resto do tempo ele use o aparelho, ok?! Se não, o tratamento não funciona.

  130. Olá, Dra. Ana

    Meu filho está usando esse aparelho, e a dentista dele pediu q eu apertasse so 1/4 por dia.
    Estou com 2 dúvidas
    1- Pq so uma se leio e todos apertam pela manha e a noite ?
    2- Fiquei na duvida como aperta-lo e sempre dos dentes p trás ?

    E o pior q ela so esta no consultório de 15 em 15 dias…

    Meu filho tem 10 anos… e quando ele vai dormir fico morrendo de medo dele engolir, ja q dorme com a boca aberta .
    Poderia me responder por e-mail urgente, estou preocupada.
    Muito obrigado!

    • Ana,

      1. Não são todos que ativam o aparelho de manhã e de noite, depende do tipo de disjunção que o dentista pretende. No caso do seu filho, parece que a intenção dele é fazer isso de forma mais lenta, por isso menos ativações por dia.

      2. Sim, a ativação é sempre feita da frente para trás.

      O disjuntor dele é fixo? Se for, nenhuma chance dele se soltar durante o sono. E mesmo se for removível, aos 10 anos ele já é grande, pode ficar tranquila. :)

  131. Olá, dra. Ana!

    Eu tenho um dente com coroa metalocerâmica. Esse dente tinha uma cárie gigantesca, passou por um canal a coroa ficou bem fraquinha, necessitando da prótese. Recentemente, resolvi procurar um tratamento ortodôntico, porque tenho vários dentes tortinhos e sou meio “dentucinha”. Em uma avaliação, a dentista me disse que não poderia movimentar esse tal dente com a prótese. Gostaria então da sua opinião sobre isso. É realmente inadequando mover esse dente? Ela também disse que eu precisaria usar esse aparelho disjuntor para criar espaço na arcada, já que não dá pra movê-lo. Obs: o dente em questão é o primeiro molar do lado direito e tenho um apinhamento do canino neste mesmo lado.

    Outra observação: tenho 23 anos de idade.

    Outra dúvida: Esse aparelho disjuntor é usado antes de colocar o aparelho convencional que vai alinhar os dentes ou concomitantemente?

    • Erisla, o fato do dente ter uma coroa protética não impede a sua movimentação. Se não é possível movimentá-lo, a razão deve ser outra (talvez falta de espaço, mesmo, o que explicaria o uso do disjuntor). O disjuntor pode ser usado antes (o que é o mais comum) ou junto com o aparelho fixo (desde que o fixo não restrinja a ativação do disjuntor, claro).

      • Muito obrigada, Dra. Ana!
        Aproveito o espaço para dizer que AMO este blog. Além de obter informações de quem realmente entende, ainda me divirto (seu humor irônico me faz dar gargalhadas).

        Sucesso sempre.

        :-)

        • Ahauahauaha! Obrigada, Erisla. :)

  132. Ola Dra,
    Eu estou muito confusa, eu gostava de saber se isto: http://bit.ly/12ubQSi é um disjuntor. Se nao for, e o que? E para que serve?
    Eu pus isso ontem, e é muito desconfortavel… Nao consigo engolir muito bem e engasgo-me muito facilmente.

    • Não Ema, isso não é um disjuntor, é uma barra transpalatina. Ela serve pra manter os molares na posição em que estão quando eles são usados como apoio pra puxar outros dentes ou, ainda, pra movimentar esses mesmo molares para trás.

  133. Ola doutora, ouvi minha dentista falando que tera que quebrar o osso da boca pra colocar o disjuntor? Como isso funciona?

    • Cleiton, o nosso céu da boca é formado por 2 ossos, que se unem por uma sutura central. Quando sua dentista falou em “quebrar” o osso, ela quis dizer, na verdade, separar esses 2 osso… disjunção palatina é isso. Em pacientes jovens, só com a ativação do disjuntor os ossos se separam. Em pacientes adultos isso também pode acontecer, mas quando não acontece é preciso separar esses osso cirurgicamente (quanto mais velho é o paciente, mais “soldados” estão os ossos).

  134. Olá doutora, estou com uma duvida… Eu tenho uma grande restauração no meu dente molar, é que eu descuidei um tempo e deu cárie, mas é perigoso estragar a restauração ? Tenho medo, pois o dentista foi muito profissional e conseguiu me ajudar porque muitos queriam arrancar o dente fraquinho, por favor me ajude! Preciso colocar esse aparelho :/ e estou com muito medo.

    • Estragar como, Deivisom? Você diz com o tempo? Sim, restaurações têm “tempo de vida”, digamos assim.. certamente ela precisará ser trocada um dia. Mas isso não quer dizer que haverá problemas para o seu dente. Com relação ao aparelho, mesmo com a restauração, é possível movimentar seu dente.

  135. Eu coloquei um aparelho disjuntor há cerca de um mês e os meus dois dentes da frente estão ainda mais afastados do que antes, mas nota-se bastante, estou a ficar preocupada, pq q é q isto acontece e o q devo fazer parar com o afastamento. É tudo, obrigada.

    • Sofia, o disjuntor serve pra separar os ossos que formam o céu da boca, aumentando o tamanho do arco superior. Dessa forma, é esperado que os seus dentes se separem, é sinal que a disjunção está dando certo, o que é ótimo. Mas não se preocupe, o espaço entre os dentes vai fechar em seguida, uma boa parte dele (senão tudo) ainda fase de contenção (quando o aparelho não é mais ativado).

  136. Ana, meu aparelho está soltando direto. Estou evitando comer coisas ‘duras’ para que não force e solte, mas mesmo comendo coisas muito leves e macias, está soltando. O que faço? Já to de saco cheio de ficar indo quase sempre de dois em dois dias para que ele ponha a cola novamente.

    • Vinicius, talvez o problema não seja nem a cimentação, mas a adaptação do seu aparelho. Seu dentista precisa reavaliar isso.

  137. Obrigada Dra., a minha dentista já falou o tipo certo do aparelho que vou usar, é o movel, vou ter que fazer o molde.

  138. Ola, vou falar com mais detalhes, eu arranquei um dente de baixo e ele tem pouco espaço pra nascer, fui na dentista e ela me prescreveu o aparelho movel.

    • Ainda assim são poucos detalhes pra eu saber que tipo de aparelho sua dentista está usando em você (até porque existem vários para o mesmo fim). A melhor pessoa pra responder essa pergunta é a sua dentista.

  139. BOM DIA, DRA ANA! OBRIGADA POR ME RESPONDER, VIU. OLHA, USANDO ESSE LEVANTE NO CEU DA BOCA EU VOU FK COM A FALA COMPROMETIDA MUITO TEMPO? POIS ESTOU EVITANDO CONVERSA COM AS PESSOAS PQ ALEM DAS PESSOAS MUITAS VEZES NAO ENTENDEREM O QUE EU FALO, AINDA SIRVO DE PIADINHA, ISSO É TRISTE, QUANDO VOLTAREI A FALAR NORMAL???

    • Em princípio, é mais uma questão de adaptação, Heranice. Em alguns dias você já deve estar falando com mais facilidade.

  140. BOA NOITE DRA. ANA TBM! BEM, USO APARELHO FIXO NOS DENTES DE CIMA, COMO PERDI 2 DENTES DO LADO ESQUERDO DA BOCA E PERDI UM DENTE DO LADO DIREITO DA BOCA, MINHA DENTISTA DISSE QUE IRIA TENTAR PUXAR O DENTE DE CIMA PARA FECHAR O ESPAÇO DO QUAL PERDI, PARA QUE EU COLOQUE SOMENTE 2 PROTESES, NA PARTE DE BAIXO DOS MEUS DENTES ELA NAO INSTALOU APARELHO AINDA PQ OD DENTES DE CIMA COBREM OS DE BAIXO, ELA DISSE QUE PODERIA QUEBRAR O APARELHO CASO INSTALASSE AGORA, ENTAO ELA COLOCOU O APARELHO NO CEU DA MINHA BOCA SEGUNDA FEIRA, NOS DOIS MOLARES DE CIMA TEM 1 ANEL METALICO, UM DE CADA LADO, UNS FERRINHOS, NO CEU DA BOCA TEM UMA PLACA, NAO SEI O NOME DO MATERIAL, MAS PARECE TIPO PLASTICO MUITO DURO, O QUAL FK ATRAS DOS MEUS DENTES DA FRENTE, NA PARTE DE CIMA ELE ESTA FIXO, ELE É BEM DIFERENTE DOS APARELHOS QUE ANDEI PESQUISANDO NA NET, NAO SEI O NOME DESSE APARELHO, SO SEI QUE COMEÇO A SENTIR DOR, MAS SUPORTAVEL, PIOR, FALAR QUE ESTA HORRIVEL, JUNTA MUITA SALIVA NA BOCA DRA, QUAL O NOME DESSE APARELHO, QUAL FUNÇAO DELE? VOU FK FALANDO COMO CEBOLINHA POR MUITO TEMPO? GERALMENTE QUANTO TEMPO USAMOS ESSE TIPO APARELHO? MINHA DENTISTA DISSE QUE PARA INSTALAR O APARELHO NOS DENTES DE BAIXO PRECISAVA COLOCAR ESSE APARELHO, MESMO COM ESSE APARELHO PODE SER INSTALADO O APARELHO DE BAIXO? DRA. ANA, A SENHORA, MINHA DRA ONLINE, ME RESPONDA POR FAVOR, DESDE JA TE AGRADEÇO. FK COM DEUS ABRÇ.

    • Heranice, pelo que entendi não é um aparelho em si, mas um “levante”. Ele serve pra manter a sua mordida aberta (porque você relata ter mordida profunda), de forma que seja possível instalar a parte de baixo do seu aparelho. Ele poderá ser removido quando sua mordida profunda tiver sido corrigida, de forma que os bráquetes de baixo não encostem nos dentes de cima. Pode levar alguns meses.

  141. OLA É A KARYMME, BOM, MEUS DENTES DE BAIXO TEM MUITO POUCO ESPAÇO PARA NASCER, QUAL O APARELHO PARA ABRIR ESPAÇO?

    • Karymme, depende do caso… não dá pra dizer apenas com base na sua descrição. Talvez seja necessário até fazer extrações (ou não!). Procure um dentista / ortodontista pra avaliar.

  142. Bom dia Dra.
    Eu reparei em um dente (o da frente) que ao lado apareceu uma pequena mancha, que pode ser um tartaro e se não cuidar pode se forma uma carie, isso é possivel? Que procedimento posso fazer pra remover essa mancha?

    Agradeço pela atenção. : -)

    • Cirlania, se for tártaro, o dentista precisa fazer uma raspagem para removê-lo. Se não for, é preciso investigar a origem dessa mancha, ela pode ser simplesmente uma mancha ou pode já ser uma cárie. Enfim: você precisa procurar um dentista pra avaliar.

  143. Oi meu nome é Vinicius e tenho 16 anos. Eu tenho uma duvida. Aqui no RS é feriado, e meu Hyrax soltou quando fui apertar. Amanhã vou ao dentista, mostrar a ele o que aconteceu. Devo continuar apertando ou não? Desde então obrigado.

    • Melhor não, Vinicius. É bom que seu dentista veja antes.

  144. Ahh, em relação ao meu questionamento, pelo que o dentista informou, terei que usar este aparelho por aproximadamente 1 ano.
    Sendo assim, você saberia me dizer por quanto tempo mais ou menos, terei que ficar ativando-o, e depois quanto tempo levará a fase de conteção?
    Muito obrigada!

    • Imagino que cerca de 1 mês, Marcelle… 2, quem sabe. Depende. O resto do tempo seria a fase de contenção.

  145. Boa tarde, Dra.
    Tenho 24 anos, minha mordida é cruzada (caninos inferiores mais para frente que os superiores), e os dentes da frente são “topo a topo”.
    Estou usando há 1 semana um aparelho para expandir o maxilar, todo revestido em acrílico. O mesmo deve ser ativado com uma chavinha 1 vez por semana. Na primeira ativação, senti como se o aparelho apertasse bastante os dentes do fundo, e sentia a boca dolorida. No dia seguinte, não senti mais a dor, inclusive até senti o aparelho mais “folgadinho”.
    A minha dúvida é: vi diversas pessoas deste blog dizendo que ativam o aparelho todos dia, ou até mais de uma vez ao dia… É normal eu ter que ativar só uma vez por semana? Ainda mais tendo uma idade mais “avançada” para o tratamento?

    Obrigada, e parabéns pelo blog, e sua iniciativa de ajudar as pessoas!

    • Marcelle, é normal sim. A ativação do aparelho pode ser feita de várias formas, rapidamente, lentamente… depende do caso. Seu dentista optou por uma ativação mais lenta, provavelmente por causa da sua idade (por você já ser adulta). Pelo seu relato, parece que está funcionando.

      E obrigada. Fico feliz em ajudar de alguma forma. :)

  146. Boa noite, Dra Ana!

    Tenho 30 anos e coloquei o dito cujo pra tentar abrir minha mordida, porem eu estou quase morrendo de tanta dor, já tomei tudo que é remedio, fiz compressa e nada corta. Percebi que nos primeiros dias deu alguns estalos, mas a dor é surreal e não passa, sem contar que meu lado direito não vi mudança, já o esquerdo meus dentes estão mega abertos inclinados, e a dor é exatamente do lado esquerdo, dói tanto que até os dentes de baixo do lado esquerdo tbm doem, coloquei na quinta passada e só consigo comer pure de batatas. Que eu faço?

    • Elaine, parece que, mesmo considerando a sua idade, a disjunção funcionou… e isso é ótimo. A dor, no seu caso, é esperada, já que a sutura que une as maxilas já está “soldada” aos 30 anos. Enfim… seu dentista precisa avaliar e ver se já dá pra parar de ativar o aparelho. Se der, a dor vai parar e o aparelho ficará como contenção apenas, até que o novo posicionamento ósseo se estabilize.

  147. Dra, eu falei com a minha dentista e optei pelo desgaste. Porém, a minha situação ficou a seguinte: Optando pelo desgaste, eu terei o ganho de, aproximadamente, 3 mm, sendo que, para o completo encaixe do meu dente “encavalado”, eu precisaria de 6 mm. Mesmo assim, decidi pelo desgaste. Porém, isso fara com que meu dente ainda fique um pouquinho encavalado e que a minha mordida fique “ponta a ponta” (acho que foi essa a expressão que a minha dentista usou), ou seja, a minha mordida deixará de ser cruzada, porém a arcada superior ficara exatamente em cima da inferior… Com toda essa situação, a minha dúvida é a seguinte; caso eu opte pela INCLINAÇÃO DOS DENTES LATERAIS, isso pode me prejudicar? A minha Dra disse que (eu não confio nela uahauhauhau admito…) se eu fizer isso, eu deslocarei os dentes da frente para a frente (que já estão bem para frente, mesmo)… Isso realmente acontece? Seria só para tirar esse “ponta a ponta”… teria como?
    Mais uma vez, obrigadoooooooo *_*… to admirando mto você e seu empenho com totais desconhecidos, Dra. Mesmo, parabéns!!!! :)

    • João, é “topo a topo”, que é bem o que você disse: os arcos de cima e de baixo vão coincidir, o que não é desejável. Talvez você nem possa “optar” por essa inclinação, às vezes não dá… o espaço não é adequado. E os dentes de cima teriam que ser inclinados para frente e os de baixo para trás. Enfim… é preciso tentar e ver no que dá.

      E por nada. Fico feliz em ajudar. :)

  148. Minha filha, 7 anos, colocou o aparelho fixo no céu da boca ontem e está apavorada. Ficou tão angustiada que não come desde então, só toma líquidos. Acordou hoje com tanta ansiedade que vomitou e não sente fome. Disse que só de pensar que vai ter que ficar com o aparelho por um ano lhe dá muita tristeza… Estou com muita pena dela. O dentista disse que não utiliza o aparelho móvel porque criança costuma ser indisciplinada, pode deixar o aparelho em qualquer lugar e perdê-lo. Gostaria de saber se a eficácia do aparelho móvel é muito pior do que a do fixo, porque sei que minha filha é super disciplinada e que não ficaria retirando toda hora. Acho que ela ficaria muito melhor só de saber que pode tirar o aparelho para comer e higienizar a boca.

    • Elaine, a eficácia do aparelho removível é a mesma, DESDE QUE o paciente seja colaborativo. Portanto, considerando a situação, seria bom conversar com o dentista sobre a possibilidade de trocar o aparelho fixo pelo removível. Mas tenha em mente que, mesmo disciplinada, sua filha tem só 7 anos… então de vez em quando ela vai esquecer de colocar o aparelho, vai querer “uma folga” e não vai usar (o que é natural, adultos também fazem isso)… e isso costuma atrasar o tratamento.

  149. Doutora, eu estou usando esse aparelho tem uma semana, e eu sei q vai doer mt como esta doendo, mas o ceu da minha boca está ficando roxo, é normal?

    • Ana, pode ser sinal de que o sangue não está circulando bem na região, o que pode causar feridas. Seria bom que você mostrasse isso para o seu dentista, pra ele ver a necessidade de adotar algum procedimento.

  150. Tudo bem, Ana? Então, coloquei aparelho fixo somente inferior há um mês, e usei as borrachinhas de separação, justamente para colocar o Hyrax, o qual estou usando há 3 dias, e ativando 2 vezes ao dia, uma pela manhã, e uma de noite, porém, a dentista só mandou ativar até hoje à noite (domingo) e ir amanha (segunda) até o consultório para o controle. Sinto dor somente na ativação, e estou achando isso normal. Enfim, minha dúvida é a seguinte: no meu contrato, está dizendo os aparelhos que terei que usar, e esta o: hyrax, BPF, fixo e contenção, queria saber o que e para que é esse BPF (; Agradeço desde já.

    • Matheus, confesso que não reconheço essa sigla (geralmente aparelhos ortopédicos, que têm nomes grandes, é que utilizam siglas pra facilitar –> APM, SN, APW, AOF, PLA, PRL). Conversei com um colega que é ortodontista experiente, e ele também não soube me dizer. Talvez seja alguma sigla particular que a sua dentista usa.

      • Pois é, pesquisei na internet e não encontrei nada a respeito também, o jeito é esperar mês que vem pra ver o que é esse BPF (;

  151. Dra, vou fazer só mais uma perguntinha, juro hehehehehe… caso eu queira fazer um tratamento baseado somente na raspagem dos meus dentes (do máximo de dentes que eu puder) eu “posso”? No meu caso, sério, eu não ligo que meus dentes fiquem “um pouquinho encavalados” (os caninos, que são o grande problema), ou ainda que meus dentes fiquem com uma mordida meio cruzada… mas essa ideia que eu tenho que a raspagem “melhora” uma situação é correta? A minha Dra. disse que não seria suficiente, mas dado que eu não quero um sorriso Colgate, apenas fazer uma raspagem e aparelho nos dentes, é suficiente será? Brigadoooooo :)

    • Pergunte sempre que precisar, João! :)

      Então… é uma situação complicada. O paciente não é obrigado a nada durante um tratamento ortodôntico, mas precisa estar ciente das consequências de não se submeter ao que o dentista indica. Da mesma forma, o dentista não é obrigado a prosseguir com o tratamento de um paciente que não se coloca totalmente sob os seus cuidados, ele pode optar por não tratar mais você. Por isso, o melhor é sempre conversar e entrar num acordo. Se não houver acordo…

  152. Olá, parabéns pelo seu trabalho, muito bom!
    Eu tenho 26 anos e tenho mordida cruzada e meu canino é torto, para trás, n precisei colocar expansor, mas minha dentista colocou um batente, horrível, e estou preocupada porque trabalho com público e preciso falar bem, está complicado, por ser bem incômodo. Eu perguntei a ela se não havia outro aparelho, ela disse q não. Meu batente é para levantar a mordida porque os dentes de baixo sobrepõem o canino e os braquetes poderiam descolar, e para dar mais espaço para puxar o canino. Estou desconfortável com esse aparelho, pq ele é grandinho. Você falou acima que havia outro, no caso, de bolinha de resina nos dentes de trás, ele teria a mesma função e eficácia do batente, maior nos dentes da frente? O batente, como o que eu estou usando, dificulta a limpeza, vai dar mau hálito? Acho que nem dá pra beijar com isso. Rssss …
    Aguardo, obrigada!

    • Existem várias formas de usar esse “batente”, Gabriela, formas fixas, removíveis, etc.. Mas cada caso é um caso, nem todos as pessoas podem (e devem) usar alguns tipos de levantes, depende muito do tipo de movimentação que o dentista pretende fazer nos dentes. Portanto não dá pra comparar a eficácia dos métodos sem um exame mais criterioso. Só vai haver mau hálito se você realmente não conseguir higienizar direito, mas geralmente não é o caso.

  153. OI, EU TENHO APENAS UM DENTE TORTO, SAO OS DA FRENTE, É UM PRA FRENTE OUTRO PRA TRÁS, E ESSE TIPO DE PROBLEMA O APARELHO FIXO RESOLVE OU EU TERIA QUE COLOCAR UM NO CÉU DA BOCA?

    • Vitoria, em princípio o aparelho fixo resolve. Procure um dentista / ortodontista pra avaliar.

  154. Dra, tudo bem? Então, eu mandei uma mensagem há uns três dias… É apenas uma “continuação” da dúvida… A minha dentista falou que para o completo encaixe ocorrerá se a raspagem – processo que eu quero – teria de ter de 4 a 5 mm, mas se ela fizer esse procedimento em mim, obterá apenas de 2 a 3 mm… Eu poderia fazer esse processo sem danos à minha saúde? Eu quero apenas desencavalar um pouco os dentes, nem precisa ser muito… a solução que ela quer para a completo encaixe é a extração dos dentes, o que eu não quero! Me dá uma luzzzzz ;)
    Obrigado.

  155. Oiii querida, preciso da sua ajuda, coloquei o hyrax e é colocado uma especie de resina e ela meio que soltou do dente, como faço pra tirar ja tenteiii mas esta grudado em um pedacinho da aparelho, a dentista falou que se cair nao tera problema, e eu nao quero esperar, quero tira-lo logoo!

    Desde ja agradeço a resposta!

    • Thuanny, está machucando você? Se sim, não espere cair não… peça pra sua dentista remover essa resina logo. Não há nada que você possa fazer em casa, sozinha… sua dentista precisa intervir, mesmo.

  156. Meu dentista falou que quando eu retirar o aparelho do céu da boca vou ter que fazer um tratamento na lingua, por causa da minha fala. Como é esse tratamento? Estou perdida nesse assunto, por favor pode me esclarecer sobre isso? Desde já agradeço pela atenção. :-)

    • Cirlania, provavelmente você tem o hábito que encostar / empurrar os dentes com a língua, e isso pode entortar seus dentes novamente após a remoção do aparelho. Essa “re-educação” da posição da língua é feita junto a um fonoaudiólogo. Seu dentista deve indicar um(a).

  157. Dra, tudo bem? Eu tirei o aparelho do céu da boca há um tempinho. A minha dentista, na época, porém, falou que eu não consegui espaço suficiente para “descruzar” a mordida, sendo, então, necessária a abertura de espaço através da inclinação dos dentes. Agora pretendo voltar às consultas. Você sabe me informar se esse processo é caro (costuma ser além da manutenção normal), como é? Vi um vídeo no qual se colocam pinos nos dentes, o que me apavorou um pouco… tenho 21 anos e meio. É isso, obrigado pela atenção, Dra. :D

    • João, geralmente não há um valor a mais pra esse tipo de tratamento, a não ser o valor do próprio aparelho que faz a disjunção palatina… parte da inclinação dos dentes é feita com o Hyrax / Hass. Mas se você já passou por essa fase, há várias formas de fazer essa inclinação… com mini-implantes (imagino que esses sejam os “pinos” dos quais você fala) e com o próprio aparelho fixo (com o auxílio de elásticos, arcos e outros dispositivos). Ou seja: é preciso conversar com a sua dentista pra saber ao certo que estratégia ela pretende usar. Se isso terá um custo a mais? Provavelmente não (a não ser que sejam usados mini-implantes).

  158. Boa tarde Doutora, Fui hoje no dentista com toda documentação que ele pediu. Tenho mordida cruzada e meu céu da boca é um pouco fechado, ele me disse que não seria possível resolver com o “torninho” no céu da boca, disse que só poderia dar jeito com intervenção cirúrgica, tive uma certa impressão de que esse dentista é mercenário, quer dinheiro, ele nem quis pegar o meu caso para tratar porque eu não concordei em fazer a cirurgia, tenho 23 anos, porem vi muitas pessoas falando aqui no seu site que mesmo adultas o procedimento hyrax deu certo, acha que eu devo procurar a opinião de outro dentista? Não posso fazer a cirurgia, se eu ficar de atestado perco meu emprego. Obrigado desde já…

    • Vinicius, realmente, mesmo em pacientes adultos o disjuntor pode obter bons resultados, sempre no âmbito da “tentativa”. Porém, se o seu dentista avaliou que seu caso é realmente cirúrgico, é natural que ele nem indique a tentativa… pois considera que não vai adiantar. Pra quê submeter você a um procedimento no qual ele não acredita? Por outro lado, ele pode estar sendo pessimista, e outro dentista, quem sabe, esteja disposto a tentar. É um direito seu procurar uma segunda opinião.

      • Doutora, fui em outro dentista, e a resposta foi pior do que a primeira, ele indicou como forma de tratamento uma cirurgia ortognatica, estou morrendo de medo por conta da complexidade que envolve esse procedimento… acho que vou deixar do jeito que está, já vivi até agora assim, morro de medo de cirurgia.

        • É, pelo que eu percebo o seu caso é cirúrgico mesmo… senão não teríamos tantos dentistas “poucos dispostos” a tentar algum tratamento ortopédico. Se você não quer se submeter a uma cirurgia ortognática, não é obrigado… mas aí não faz sentido nem o tratamento ortodôntico, poderia até piorar o seu problema de mordida.

  159. Dra., coloquei ontem o aparelho no céu da boca, é só uma plaquinha transparente, é muito ruim pra falar e limpar, mas não dói… gostaria de saber pra que serve?? Seria somente para não encostar a arcada superior na de baixo?? Obrigada!

    • Imagino que você esteja falando de um levante, Bruna. Nesse caso, a função é exatamente essa: manter a mordida aberta pra que seja possível instalar o aparelho na parte de baixo e corrigir a mordida profunda.

  160. Olá, uso aparelho fixo há uns 7 meses e desde o início do tratamento soube que teria de usar o batente. Após um ou 2 meses coloquei o batente, mas no dia seguinte fui ao dentista e pedi para retirá-lo, pois senti um pouco de dor, mas meu problema maior foi na fala, pq fiquei com receio na hora de apresentar trabalhos na escola e falar em geral. Tenho 14 anos e meu problema é que meus dentes superiores praticamente “engolem” os inferiores. Minha dúvida é se eu não usar esse aparelho citado (batente), meu problema na mordida será ou não resolvido? Caso não, há outra forma de tratar? Agradeço desde já.

    • Marianna, complica bastante se você não usar um levante / batente / stop (há vários nomes), principalmente se a sua mordida for muito profunda. É questão de conversar com seu dentista e pensar na possibilidade de alguma versão removível do levante ou num outro tipo de mecânica para o seu problema.

      • Infelizmente, no meu dentista não há o removível. Outra dúvida é se com o tempo a fala melhora, já que não tive muita experiência pois fiquei apenas 1 dia. E, para comer, depois melhora? O batente é tão eficaz quanto esses outros tipos de aparelho citados acima?

        • Melhora sim, tanto pra falar quanto pra comer. É uma questão de adaptação. O levante é um tipo diferente de aparelho, passivo, cada um deles tem funções bem específicas… mas todos cumprem o papel a que se propõem.

          • Olá, há uns 2 meses que coloquei o batente, mas até agora não senti nenhuma diferença, ou melhor, meus dentes não se separam nem um pouco ainda e, pelo jeito, meus dentes ainda não se movimentaram. Isso é normal? Porque eu estava cheia de medo antes de colocar, mas, finalmente, decidi e, depois de passar por muito sufoco, incluindo febre, dificuldade na fala e na hora de comer, sinto que não está adiantando. A previsão do tempo que preciso ficar com o aparelho é aproximadamente 6 ou 7 meses. Será que realmente esse tratamento será eficaz comigo? Estou com essa dúvida, porque a minha amiga havia colocado um mês e meio antes de mim e, os dentes superiores dela estão se separando, embora os dentes dela já fossem separados e, os meus, bem juntinhos. É por essa razão que isso ocorre? Enfim, preciso saber se estou no caminho certo. Aguardo a resposta. Obrigada desde já.

          • Marianna, “batente” é um termo que se usa para “levantes”, que são dispositivos que mantêm a mordida do paciente aberta, usados geralmente em caso de mordida profunda. Não sei se é o seu caso, mas se for, ele não abre o céu da boca. O que faz isso é o disjuntor palatino, que é o “aparelho no céu da boca” sobre o qual falo no texto. Portanto, se for uma “batente” mesmo, seus dentes não vão se separar.

          • Meu caso é de mordida profunda realmente. Então esse tratamento é mais indicado? E resolve o meu problema?

          • Sim, em caso de mordida profunda o levante é necessário pra dar espaço pra colagem dos bráquetes inferiores. Assim que a sua mordida profunda for corrigida, nos próximos meses, será possível removê-lo. Não é o levante, em si, que faz a correção, ele só “dá espaço”, digamos assim, para que o aparelho fixo movimente os dentes.

          • Obrigada por esclarecer as minhas dúvidas, mas eu já uso o aparelho inferior. Isso traz alguma diferença no tratamento quanto ao levante ou batente? Porque eu já havia lido em outras perguntas respondidas pela senhora que esse tipo de aparelho é utilizado para se colocar depois o inferior. Então, fiquei um pouco confusa.

          • Realmente, o levante costuma ser usado pra isso e instalado antes ou junto com o aparelho inferior. Pode ser, também, que sua mordida profunda não seja severa, o que permitiu a instalação dos bráquetes inferiores normalmente. Outra possibilidade é que haja uma mordida cruzada (quando um ou mais dentes de cima “fecham” por dentro dos de baixo – o correto é o contrário), e esse dispositivo pode ajudar a descruzá-la mais rápido.

  161. Muito obrigada Doutora, fiquei mais tranquila tomara que dê certo mesmo.
    :D

  162. Bom dia,
    Doutora, eu vou colocar esse aparelho daqui no máximo 3 meses, tenho medo de que não resolva, tenho 20 anos e extrai ha 5 meses meus 4 sisos exatamente pra poder usar o aparelho, tenho a mordida cruzada, se não resolver não vou fazer aquela cirurgia no maxilar pois tenho muito medo. Estou preocupada =(

    • Monique, aos 20 anos a disjunção é uma tentativa… mas muitas vezes dá certo. E mesmo que os ossos do seu céu da boca não separem, pode-se ganhar espaço pela inclinação nos dentes que o aparelho causa. Talvez isso, em si, já seja suficiente para descruzar a sua mordida. Mas não adianta ficar preocupada… é esperar pra ver.

  163. Bom dia,
    Outra dúvida. Estou usando esse aparelho do céu da boca já ha três meses e agora estou sentindo a lingua cortada, será que é por causa desse aparelho? Desde já agradeço pela atenção.

    :-)

    • É possível que sim, Cirlania. O aparelho às vezes machuca a língua, pelo atrito constante.

  164. Bom dia,
    Gostaria de saber com quanto tempo posso fazer limpeza, já usando o aparelho fixo ? E se tem algum problema.

    Grata.

    • Depende da indicação do seu dentista, Cirlania. Mas a presença de aparelho, em si, não contraindica a “limpeza” e nem é preciso esperar um tempo depois do aparelho instalado. Se houver necessidade, seu dentista vai avisar você.

  165. Bom dia!
    Tenho 23 anos e meu dentista também comentou o fato de, possivelmente, eu necessitar de cirurgia.
    Todavia optei por tentar o Hyrax e, após uma semana, meus dentes da frente separaram uns 2 milímetros. Não havia sentido dor nenhuma até ontem. Estava dirigindo de volta para casa, após o expediente e senti um estalo na parte frontal da boca e começou a doer MUITO, mas MUITO mesmo. Existe algum remédio que possa amenizar mais essa dor do que simples analgésicos?

    • Analgésicos mais fortes, José. Remédio contra dor é analgésico, só o tipo / intensidade é que muda. Converse com o seu dentista e peça pra ele indicar um. A dor que você sentiu pode ser um bom sinal, sinal de que os ossos do céu da sua boca devem estar se separando.

  166. Olá, gostaria de tirar uma dúvida. Meu filho tem 13 anos e colocou o Hyrax em 24/07, sendo que ele começou a ter uma dermatite de contato (coceira e eritema pelo corpo) 1 semana após, principalmente pescoço, tronco, braços e pernas, e tb na testa. Li que algumas pessoas podem ter algum tipo de alergia a aparelhos ortodonticos devido ao niquel. Como a causa da dermatite / urticária ainda não foi detectada, pergunto se há a possibilidade desta alergia ter sido ocasionada pelo hyrax? Obs. Na boca e gengivas não há nenhum problema. O que devo fazer para ter certeza se é devido ao aparelho ? Devo fazer teste alérgico específico ? No momento ele está fazendo uso do medicamento polaramine e predsim.

    • Claudia, acho muito improvável que a causa da alergia seja o aparelho, principalmente porque seu filho não desenvolveu nenhuma reação em boca. Provavelmente é apenas uma coincidência. Sugiro que vocês procurem um médico alergologista pra fazer um teste específico e determinar a substância responsável.

  167. Olá Dra, preciso de ajuda, tenho 22 anos, estou usando um aparelho fixo de policarbonato (transparente) vai fechar 6 meses, ele está só colado, não colocaram nem as bandas ainda, porque quebraram vários brakets, atualmente está faltando uns 6 brakets, mês passado ela me informou que eu teria que usar um expansor e que teria que usar ele por no mínimo uns 8 meses (achei estranho pois pelo o que eu li usam no máximo 5 meses), ai me pergunto, pq ela não colocou o expansor antes de COLAR o fixo? Enfim, já paguei 6 meses e nada aconteceu, e agora ela ainda me diz que terei que usar só o expansor, acho q estão me enrolando, pois já usei 1 ano o aparelho fixo em uma outra clinica e nada me falaram sobre usar o expansor, e em outra clinica que consultei me falou que seria só alinhar que no max 1 ano estaria pronto!! Meu caso não é tão grave, tenho uma leve mordida cruzada e a arcada superior um POUCO triangular, preciso de uma luz, pois não sei em quem confiar…

    • Bruna, geralmente existe mais de 1 solução para o mesmo problema, por isso essa diferença de opinião entre os dentistas que você consultou. Sem examinar você não tenho como dar uma opinião com propriedade. O disjuntor pode ficar instalado mais de 5 meses, depende da indicação do dentista, e ele pode ser usado junto com o aparelho fixo DESDE QUE sua ativação não seja restringida pelo aparelho fixo.

      • Entendi Dra. Ana, então vou colocar semana que vem, fiquei mais confiante agora, obrigada pela atenção!! O site é ótimo!!

        • :)

  168. Ola doutora, tenho 14 anos. Comecei a usar um desses aparelhos que aumentam o tamanho do céu da boca (a terceira imagem da pagina) porque eu tenho um dente que nasceu no céu da boca. Minha mãe fica preocupada porque a minha antiga dentista falou que se eu colocasse este aparelho quando eu o tirasse o dente voltaria para tras (pro céu da boca).
    Esse meu novo dentista falou que se eu continuasse a usar o aparelho movel (que eu usava com minha antiga dentista) meus dentes nunca iriam se arrumar, minha mãe fica preocupada queria saber se o meu novo dentista esta correto.
    Muito obrigado pela a atenção.

    • Luis, quando a disjunção é feita a contento, os dentes não costumam voltar “para trás”, isso se o tratamento ortodôntico continuar normalmente. Haveria essa possibilidade se o aparelho fosse removido e o tratamento interrompido. Não sei que tipo de aparelho removível a sua dentista estava utilizando em você (ou seria o próprio disjuntor?), mas se você agora está em tratamento com outro dentista, deve seguir as recomendações dele.

  169. Nossa obr! Ana, comecei escovar depois de qualquer refeição e também forçar o enxaguante bucal pelo local inflamado e ja tá melhorando sim, mas mesmo melhorando vou pedir ao meu dentista se há possibilidade de mudar o aparelho do céu da boca e deixa-lo móvel. Assim terei facilidade em passar o fio dental e higienizar melhor locais que não consigo devido a plaquinha presa ao céu da boca!! :D

    • Bom saber, Weslley! :)

  170. Mas Ana, e quanto ao aparelho do céu da boca que ele junta sujeira e apesar do que eu faça para tirar não sai tudo, e o fio dental na parte de baixo eu passo direitinho mas é em cima nos 2 dentes da frente separados que não tem como, eu não consigo, o aparelho do céu da boca impede. Você sabe alguma coisa que eu possa fazer também que ajude a remover a sujeira do aparelho do céu da boca ou que ajuda a desinflamar a gengiva?

    • Higiene, Weslley. Eu compreendo a dificuldade, mas não tem mágica: é preciso limpar bem a região. A gengiva incha pela presença constante de placa bacteriana e de resíduos alimentares. Algo que pode ajudar é usar um enxaguante bucal e forçar sua passagem por cima do aparelho e entre os dentes da frente.

  171. Me ajuda por favor!! Tenho 16 anos e coloquei aparelho fixo, so que antes do fixo o meu dentista disse que minha mordida “fechava muito” ia até o final demais, porque meus dentes da frente eram para frente. E então ele disse que eu teria que usar uma plaquinha no céu da boca, coloquei ela, ela é transparente e presa somente por 2 ferrinhos que vão até a banda dos últimos dentes de cima, ai a minha mordida chegava ate essa plaquinha e parava, fazendo com que nenhum de meus dentes encostassem nos de baixo. Até aqui tudo bem, mas meus dentes da frente são separados, ai que chega meu problema, ele colocou a corrente para que unisse meus dentes da frente, passaram uns 10 dias e quanto mais os dentes se uniam mais a minha gengiva inchava e chegava a relar no fio do aparelho fixo. Então quando voltei ao dentista ele tirou a corrente, o fio e deixou eu só com as pedrinhas coladas no dentes, e era pra mim esperar desinflamar, mas os dentes voltaram no lugar de antes tudo de novo!! No outro mes coloquei a corrente novamente que estou usando hoje :( mas ela ta inflamando de novo, ele falou pra mim passar fio dental, mas o aparelho do ceu da boca impede isso e também meus dentes da frente são separados! Eu escovo sempre, mas ta inchado de novo, o que eu faço para desinflamar, isso sem o meu dentista brigar comigo :(! Por favor responda, porque tenho dentista novamente nessa terça-feira dia 6/08/13!

    • Weslley, a única forma de resolver isso é higienizando de acordo… tanto é que o problema só melhora quando seu dentista deixa você sem o arco (e aí você consegue higienizar direitinho). Explique pra ele a situação, que você não consegue passar o fio dental direito, pra que ele mostre a você como fazer.

  172. Minha filha colocou o aparelho fixo dia 20 desse mês e hoje colocou o disjuntor palatino (hirax), é normal colocar os dois aparelhos juntos? E o que posso dar para comer, pois a mesma está com medo de comer e machucar, pois sente dor. Mais uma dúvida, posso medica-la caso dor? e tenho dificuldades em como manusear a chavinha!! :/

    • Nara, geralmente se usa primeiro o disjuntor, mas dá pra usar os 2 juntos desde que o aparelho fixo não restrinja a ativação do Hyrax. Procure eviatar alimentos muito duros e/ou pegajosos. Sim, em caso de dor, é bom tomar um analgésico (converse com o dentista sobre qual usar). Com relação à chavinha, em caso de dúvida é bom pedir auxílio ao dentista. Mas, basicamente, basta introduzi-la no buraquinho do parafuso central do aparelho e empurrar em direção à garganta até travar (o número de vezes a cada ativação depende da orientação do dentista). Amarre a chavinha num fio dental e a outra ponta no seu dendo, dessa forma evitam-se acidentes (como sua filha engolir ou aspirar a chavinha).

  173. Olá, estou com o Hyrax ha 3 semanas, só senti dor para colocar as borrachas de separação e agora parece que os ferros que saem da parte superior e vao para os dentes estão cortanto o ceu da minha boca. Isso e normal?

    • Não é normal que machuque. Entre em contato com o seu dentista, talvez seja necessário fazer algum ajuste no aparelho.

  174. Bom dia Ana,

    O expansor tem que ficar “grudado” ou bem próximo ao céu da boca?
    Porque uma amiga minha também usou o expansor e ela não teve tanta dificuldade quanto eu estou tendo de comer, falar, entre outras, e disse que o expansor dela ficava grudado no céu da boca.
    O meu expansor esta bem no meio da boca eu estou falando bem enrolado e não consigo comer direito estou vivendo a base de sopas e líquidos, estou com duvidas se a minha dentista fez o procedimento certo!!
    Me ajuda!!? :)

    • Debora, o disjuntor deve ficar encostado no céu da boca. Mas isso ainda permite que o fio dental passe entre o céu da boca e o aparelho, pra se fazer a higienização. Não é lá muito fácil, realmente, mas é possível. O seu disjuntor deve ser um pouco maior, então ele “preenche” mais a sua boca e traz mais dificuldade pra falar, etc.. Outra possibilidade é que o aparelho da sua amiga fosse de outro tipo, embora usado para a mesma função.

      • Obrigado Drª!!! Adoro o Blog *-*

        • :D

  175. Olá, tudo bom?
    Eu estou usando um aparelho no céu da boca para alargamento maxilar, é o seguinte: Do nada apareceu uma “ferida” sem dor na região do aparelho e na superficie dessa ferida uma coisa branca, não dói, o que me preocupa mais, eu gostaria de saber se isso não é alguma defesa do organismo, ou se eu não estou cuidando direito, ou se isso é alguma lesão, pode me ajudar? Um abraço.

    • Paulo, onde seria a “região do aparelho”? A “coisa branca” pode ser placa bacteriana ou apenas uma coloração diferente que o tecido assume quando ferido e/ou em cicatrização. É bom que seu ortodontista verifique pra ver o que está acontecendo.

  176. Olá, gostaria de saber quais são os recursos, qual aparelho usar, quando se tem UM dente encavalado e é um pouco queixuda. Obrigada, preciso muito da sua ajuda.

    • Ro, a movimentação ortodôntica pode ocorrer de várias formas, com várias mecânicas. Mas, em princípio, você deverá usar o aparelho fixo (com bráquetes). O fato de você ser “queixuda” pode levar ao uso de algum aparelho ortopédico também, mas isso depende muito da sua idade e da necessidade. Depende da avaliação do dentista / ortodontista.

  177. Com mais ou menos quinze dias usando o expansor eu fui ativar e ele travou, não consigo mais ativar, após isso fui a dentista mas ela não disse a respeito, e falou que primeiro era pra eu tratar a inflamação pois o ceu da minha boca está inflamado e ela receitou o periogard, enfim a minha dúvida mesmo é pq o aparelho travou sendo que ainda tem um lado que a mordida ainda está cruzada?

    • Jéssyka, em tese, o aparelho não deve travar sozinho. Converse com a sua dentista… se após a inflamação no seu céu da boca tiver sido tratada o aparelho continuar travado, é bom que sua dentista verifique o que está acontecendo, pra destravá-lo.

      • Obrigada doutora, na minha próxima consulta vou me informar melhor ! =)

  178. Oi novamente, sou Debora, tenho 17 anos… esqueci de perguntar uma coisinha, minha boca fica cheia de saliva, não consigo controlar, é automático, e isso incomoda muito, existe algo que eu possa fazer para a saliva parar?
    Tem vezes que até engasgo pq é muita saliva e tenho muita dificuldade tanto de engolir tanto de cuspir, como devo proceder?
    Desde já agradeço!! Abs;

    • Debora, muita saliva não é problema… é solução. A saliva é altamente benéfica, ajuda a digerir e a sentir o gosto dos alimentos, promove uma limpeza bucal que diminui o risco de cáries e problemas gengivais, etc.. É a falta dela que causa problema. Acho que é apenas uma questão de adaptação pessoal, mesmo. Eu também salivo bastante, mas tenho dado conta de engolir. :) Veja esse texto sobre o assunto: http://medodedentista.com.br/2012/01/pra-que-serve-a-saliva.html

      • Olá Ana,

        Mas a minha saliva começou a ficar “alterada” depois que coloquei o expansor :( É normal??

        • Na verdade a sua salivação não deve ter aumentado, mas você deve estar tendo mais dificuldade pra engolir por causa da presença do aparelho. Esse tipo de relato é comum.

  179. Boa tarde,
    Meu nome é Debora, tenho 17 anos. Coloquei o expansor faz dois dias, estou sentindo uma dor insuportável, minha dentista recomendou ativa-lo duas vezes ao dia, uma vez de manha e outra a noite. Toda vez que faço a ativação minha cabeça doi muito e choro bastante rsrs’ Essa dor é normal?? E os meus dentes vão ficar muito feios quando se separarem?
    Aguardo sua resposta ansiosamente!!!

    • Debora, considerando a sua idade, é possível que a dor seja porque os ossos que formam o céu da sua boca não estejam se separando. Mas isso ainda pode acontecer. Caso aconteça, o espaço que vai abrir não demora muito pra fechar (geralmente fecha quase tudo ainda na fase de contenção, quando o aparelho não é mais ativado). Se fica “feio”… depende muito de quem olha, né?! ;)

  180. Tenho 26 anos, gostaria de saber se existe outro método de alargar o céu da boca, meu único problema são os dentes da frente que são tortos devido a falta de espaço, o dentista falou que eu teria que alargar o céu da boca pra não precisar arrancar nenhum dente, será que é esse o método que ele pretende usar? Pois estou com medo da dor, principalmente por eu já ser adulta e por atrapalhar na fala, pois dependo de falar muito em meu trabalho.

    • Heloise, certamente seu dentista pretende usar um disjuntor. Aos 26 anos o resultado não é garantido, mas pode dar certo, sim, e beneficiar muito o seu tratamento ortodôntico.

  181. Obrigada,
    E isso é sinal que da dando resultado? Segunda vou voltar no dentista para colocar o fixo, mas pelo que li nos posts anteriores não posso colocar junto com o hyrax. Tenho que usar embaixo, sera que é para colocar na parte de baixo? E sera que vai dar para abrir o céu da boca. Você poderia me explicar? OBRIGADA!

    • Não dá pra dizer se está dando resultado ou não apenas pela presença desses sintomas. É possível colocar o aparelho fixo em cima também, mas depende do caso… o arco, apenas, não pode restringir a abertura do céu da boca. Aos 30 anos, a disjunção palatina é uma tentativa, que dá certo em muitos casos, mas não há garantia de sucesso. Mas mesmo que o céu da boca não abra, pode-se ganhar espaço pela inclinação dos dentes.

  182. Oi Dra.
    Tenho 30 anos, coloquei o hyrax ja faz 3 dias, tenho muita dor de cabeça e um pouquinho de inchaço no nariz e na regiao da testa acima do nariz, queria saber se isso e normal, dou 2 voltas por dia.

    • Denize, sim, esses sintomas fazem sentido, principalmente num paciente adulto (que já passou da fase de crescimento).

  183. Boa Noite Dra. Ana, o meu caso é o seguinte: tenho mordida cruzada, no meu caso tenho o lado esquerdo mais para dentro… A minha dentista falou em arrancar 2 dentes de lado, porém dizem q nao se devem arrancar dentes… Vou ter de colocar expansor hyrax, a minha duvida tambem é se o espaçamento que fica entre os dentes é um espaço muito enorme… Aguardo a sua resposta.

    • Ana, quem é que “dizem” que não se deve arrancar dentes? Se sua dentista indicou a extração, certamente ela tem razões (com base nos seus exames). As extrações por razões ortodônticas são bem comuns. Os espaços que ficam entre os dentes podem ser grandes, sim, mas serão fechados posteriormente, sem prejuízo pra você.

  184. Olá Ana, tenho 22 anos e tenho mordida cruzada, coloquei o aparelho disjuntor hoje e vou fazer a cirurgia amanhã, pq no meu caso não separa sem cirurgia. Minhas dúvidas são:
    O dentista falou que eu vou ter que ficar 6 meses depois que travar o disjuntor, no post você fala de 3 a 4 meses, pq ele pediu esses 2 meses a mais? Isso atrapalha o tratamento?
    E, por favor, me dá uma dica de alimentação, pq eu não tô conseguindo comer direito, às vezes eu acho que vou quebrar o aparelho de tanto que eu tento enfiar a linha nele para tirar os pedaços de pão que estão no céu da boca.

    • José, em caso cirúrgico o disjuntor pode ficar mais tempo em modo de contenção. Mesmo quando não há cirurgia, depende muito da indicação do cirurgião e/ou ortodontista. Quanto à alimentação, não é fácil mesmo. É uma questão de adaptação pessoal. Procure evitar alimentos muito duros e pegajosos e beba bastante líquido.

  185. Oi, tudo bom?
    Coloquei o aparelho hyrax hoje (13-07-13), a dentista disse que vai esperar um mês para eu me acostumar com o aparelho e depois é que vai ativar. Estou preocupada em três coisas: eu não sei o que poderia estar comendo, só como sopa (para não grudar no aparelho), fico nervosa, pois sempre dizem que dói para ativar e eu não queria que os dentes da frente se expandissem! Depois deste aparelho, irei utilizar o fixo para juntá-los novamente! Estou muito nervosa com isso, choro o dia inteiro :'(

    • É chato mesmo, Stephanie… mas pense que é por uma boa causa. Quanto à alimentação, apenas evite alimentos muito duros e pegajosos (do tipo “balas grudentas”). A maioria das pessoas não relata dor na ativação, apenas uma pressão que às vezes vem acompanhada de um formigamento. Se os seus dentes da frente se separarem é um bom sinal, embora isso nem sempre aconteça. E, se acontecer, o fechamento desse espaço costuma ser rápido, boa parte dele mesmo antes da instalação do aparelho fixo com bráquetes.

  186. Olá tudo bem?? Então, eu tenho 22 anos (fiz em abril) e no dia 29 desse mês (julho) vou por o aparelho expansor Hyrax e a dentista falou que vou usa-lo por 4 meses e que no dia que eu for por ele é pra levar alguem comigo pra aprender a ativa-lo, a minha duvida é: será que eu mesma não consigo ativar sozinha? E se conseguisse, como eu faço isso, e tambem será que eu ainda estou em tempo de usar esse aparelho e dar algum resultado?? A Dentista me disse que pode ser que ele não separe muito meus dentes da frente, + que mesmo assim eu não precisaria da cirurgia, será que ela fala a verdade ou não quer que eu faça a cirurgia pra não perder 1 cliente (ja que ela mesma não faz essa tal cirurgia) desde de ja agradeço a resposta, e por favor seja honesta comigo :)

    • Jady, sim, você pode ativar o aparelho sozinha, não vejo razão pra ter outra pessoa presente pra aprender a fazer isso. Sua dentista vai orientar você sobre como fazer a ativação, mas basicamente consiste em introduzir uma “chavinha” no parafuso central do aparelho e empurrá-la para trás, até travar, o número de vezes que for necessário (e que sua dentista vai especificar). Aos 29 anos a disjunção palatina é uma tentativa, mas meso que ela não ocorra, é possível ganhar algum espaço pela inclinação dos dentes. Quanto à cirurgia, sua ortodontista não tem benefício em contraindicá-la, pois mesmo que você fizesse a cirurgia ainda assim teria que continuar com o tratamento ortodôntico, a cirurgia não resolve o problema por si só. É uma combinação de esforços.

      • Obrigada pela resposta, + eu tenho vinte e dois anos rsrsrs, nesse caso eu tenho + sucesso com o tratamento do que uma pessoa de vinte e nove anos certo?? rs Ah e minha dentista disse que o aparelho não vai abrir muito espaço na frente que ele so vai abrir um pouco pra separar um pouco os dentes (ja que eles são bem juntos).

        • Ahauahuaha, 29 é o dia, não sua idade. Me confundi, desculpe. De qualquer forma, aos 22 ou aos 29 anos não faz muita diferença… o idade ideal para fazer a disjunção palatina com maior chance de sucesso é a fase de crescimento (adolescência).

  187. Olá!! Gostaria de saber se o uso de antibiótico, Amoxicilina pra ser mais exato, pode retardar o funcionamento do aparelho, tal como parar de movimentar os dentes por um tempo, ou os dentes voltarem para o estágio inicial. É contraindicado o uso dele quando se tem outras alternativas para quem usa aparelho? Ah doutora o meu não é o do céu da boca é o fixo viu ^^ Agradeço desde já!!

    • Não Marco, uma coisa não interfere na outra, seja amoxicilina ou outro antibiótico.

  188. Dra. Ana,

    Possuo desvio de linha mediana superior para a direita, bem como retrognatismo moderado. Eu extraí o meu siso superior esquerdo, pois, segundo a ortodontista, aliado ao aparelho no céu da boca, resolveria o desvio, e levaria, consequentemente, os dentes de cima um pouco para trás (mordo muito “para frente”). Ela disse que apenas uma cirurgia ortognática resolveria o meu problema de forma plena, e que o uso do aparelho apenas “amenizaria” a minha situação, porém não deixou claro uma coisa: a cirurgia resolverá, além do “defeito” na mandíbula, o desvio de linha mediana superior? A mordida errada e o desvio de linha média me incomodam e prejudicam demais a minha estética facial, doutora, e gostaria que a cirurgia me livrasse dos dois problemas de uma vez só. Tenho 23 anos. Já desisti do aparelho e marquei com um bucomaxilofacial. O que acha, Dra. Ana? Obrigada! :)

    • Luciana, é possível que sim! Mas não é questão de desistir do aparelho, pelo contrário, a cirurgia ortognática é um esforço conjunto com o tratamento ortodôntico. Caso o cirurgia não corrija de imediato o desvio de linha média, o aparelho o fará.

  189. Olá Dra Ana, os meu dentes, dois dentes de cima (que não sei como que chama, são daquele tipo grandão, coelho) então, mesmo usando um aparelho seria meio que impossível morder reto né? Tipo ele ia ficar meio que alto demais e os outros dentes não ia encostar um no outro kkk.

    Desde já agradeço.

    • Não Máxon, o aparelho costuma resolver isso e alinhar esses dentes com os outros. Procure um dentista / ortodontista pra avaliar.

  190. Bom dia. Eu tenho 13 anos e coloquei o haas ha mais ou menos 1 mês, não estou suportando mais, pois meu céu da boca está inchando muito e o aparelho ta forçando muito, as dores são muito fortes. O que eu faço?

    • Gabriela, procure seu dentista relate esses sintomas. Pode ser necessário algum ajuste no aparelho.

      • Oi doutora, hoje fui de emergência no dentista, chegando lá minha gengiva estava inflamada, retiraram meu aparelho e o meu palato estava todo machucado, eles tipo que lixaram meu aparelho para desgastar para não encostar na ferida, e agora estou sem dor… obrigado.

        • Bom saber, Gabriela. Isso certamente vai aliviar os sintomas e facilitar a higienização. :)

  191. Olá, bom dia! Parabéns pelo site…

    Estou fazendo um tratamento e o meu dentista disse que vou ter que usar um “aparelhinho” no céu da boca. Coloquei umas borrachinhas e fiz um molde para esse tal aparelho. Ainda não coloquei! Pelo que eu entendi ele serve para afastar os dentes, certo? E no meu caso que os dentes já são afastados e muito pra frente? Quando eu mordo sobra um espaço grande entre os dentes inferiores e superiores. O dentista disse que meu caso é muito complicado, e o tratamento vai ser a longo prazo. Esse aparelho no céu da boca vai ajudar?
    Estou cheio de dúvidas… me ajude!
    Ah, tenho 22 anos.

    • Dani, creio que a intenção do aparelho é ajudar, senão seu dentista nem teria indicado o uso. Pelo que entendi você tem os dentes de cima projetados pra frente, não encaixando com os de baixo. Provavelmente você deve ter o céu da boca um pouco “fechado” também, por isso o uso do aparelho disjuntor.

  192. Quantos giros tenho que dar?

    • Richardsom, depende do plano de tratamento que seu dentista / ortodontista idealizou e de quanto espaço você precisa. Converse com ele pra ele esclareça pra você, o número de “giros” varia.

      • Ok, obrigado.

  193. Boa tarde Dra. Ana. Meu hyrax, segundo o ortodontista, foi eficiente, resolveu a mordida cruzada do lado direito. Porém, hoje percebi que o lado esquerdo, que até então tinha a mordida correta, está com os dentes de trás tortíssimos, inclusive há uma ”bolinha” dolorida acima de um. Receio que seja pela ativação excessiva, e queria saber se fechando o parafuso (dei as voltas no sentido contrário) os dentes se alinharam novamente.
    Muito obrigada e parabéns pelo blog.
    Abraço.

    • Júlia, se a sua mordida cruzada era só de um lado, é esperado que do lado “normal” seus dentes tenham “desencaixado”. Mas isso será corrigido posteriormente. Não tome nenhuma atitude com relação à ativação do seu aparelho sem o conhecimento e a recomendação da sua dentista.

  194. Estou usando o aparelho ha 9 meses, mudei de dentista quando estava no 4 mes, meu aparelho estava travado, ela destravou em abril mais um pouco, isso ja faz 3 meses e ela nao voltou a fechar, fui semana passada no consultorio, ela disse que terei que ficar com ele mais 8 meses apos ela travar, isso é normal? Pois achei que ficaria com ele apenas 3 meses, fico na duvida se ela esta me enrolando.

    • Rayane, depende do plano de tratamento que a sua dentista idealizou pra você. Possivelmente ela quer usar o seu aparelho pra alguma movimentação além de abrir o céu da boca, por isso tanto tempo de uso. Pergunte pra ela o que ele pretende.

  195. Bom dia Drª. Faz 3 semanas que estou com o Hyrax e me adaptei super fácil a ele, e mesmo com 21 anos está funcionando super bem, só que hoje ao acordar eu senti um estralo na boca e um dos lados caiu, se desencaixou do meu dente, e como é feriado hoje vou ter que esperar até amanhã pra resolver. Queria saber por que caiu e se isso vai interferir em meu tratamento.

    • Christian, o aparelho é preso através de bandas cimentadas. O que aconteceu é que o cimento se desprendeu em um dos lados. Não deve haver prejuízo pra você, mas é bom recimentar o quanto antes.

  196. Sou professor e coloquei esse aparelho hoje. No entanto o mesmo está atrapalhando muito a falar. Pareço o Pato Donald e logicamente será impossível dar aula assim… Estou muito preocupado e pensando até mesmo em tirá-lo, pois tenho 24 anos e o resultado não é garantido.
    Gostaria de perguntar se a minha fala irá melhorar em curto prazo ou se não tem jeito.

    Obrigado

    • Diego, em 1 semana mais ou menos você já deve estar adaptado ao uso do aparelho. Mas sim, pode haver alguma interferência dele na pronúncia das palavras.

  197. Doutora, eu já estou utilizando o aparelho Hyrax, mas estou utilizando juntamente com o ele o aparelho fixo, pois minha dentista falou que iria trabalhar com os dois ao mesmo tempo, já estou com o fixo há 1 mês e coloque ha pouco tempo o Hyrax. Então, eu gostaria de saber se o aparelho fixo poderia influenciar no resultado do Hyrax?
    Desde já obrigada.

    • Sara, o fixo só não pode restringir a abertura do Hyrax. Se isso não está acontecendo, não há problema.

  198. Doutora, tenho 20 anos, tenho esse problema com o céu da boca, e gostava de saber se é possível corrigir isso com esta idade, e se esse aparelho fica muito caro !

    • Diana, é possível sim. Mas, na sua idade, é uma tentativa, não é certeza que o aparelho conseguirá “abrir” o céu da boca. Mas, se você estiver disposta, vale a tentativa. Quanto a valores, varia muito. É preciso procurar um dentista / ortodontista e fazer uma avaliação.

  199. Doutora, já estive aqui várias vezes e você foi muito útil em tirar minhas dúvidas. Desta vez estou aqui para perguntar uma coisa sobre meus dentes…
    Eu uso aparelho ortodôntico ha 8 meses, ai meu dentista colocou uns trequinhos, parece uma corrente de borracha, meio que nos dentes do lado, pegando do canino para os outros, ai os dentes da frente estão ficando com espaço, eles estão tipo com uma brecha no meio. Isso é parte do tratamento? Eles vão voltar a fechar esses espaços novamente?

    • Carlos, pelo que entendi se trata de um elástico corrente, seu dentista deve estar “puxando” alguns dentes para trás. Nesse caso, os espaços que você relata são esperados. Sim, faz parte do tratamento e, posteriormente, eles serão fechados.

  200. Olá Doutora. Coloquei meu Hyrax há quase 1 mês e hoje a dentista passou o fio no aparelho fixo. Ela disse para eu continuar ativando o Hyrax por mais uma semana que vai ser a abertura suficiente. Como li por aqui que primeiro é preciso parar as ativações no disjuntor antes de ativar o fixo, fiquei em dúvida se isso pode prejudicar em alguma coisa, ou se posso continuar ativando o disjuntor sem problemas.

    • Mariana, se falta pouco para atingir a abertura pretendida, seus dentes forem mais ou menos alinhados e o arco não estiver “travado” atrás dos molares (certamente não está), não vai haver problema.

  201. Olá Doutora, coloquei o disjuntor de hyrax ha 4 dias. Tenho 15 anos. Tenho mordida cruzada. Gostaria de saber quais as chances de dar certo esse procedimento, e gostaria de saber algumas dicas para conseguir comer, pois tudo o que tento comer acaba ficando em cima e não consigo engolir.

    • Flavio, na sua idade as chances são muito boas, certamente o disjuntor vai cumprir o seu papel. As dicas pra comer com o aparelho são: cortar a comida em pedaços pequenos e evitar alimentos muito duros, “massudos” e pegajosos. Use as laterais da boca como se não houvesse amanhã. ;)

  202. Olá, eu irei colocar o aparelho Hirax para consertar a minha mordida cruzada, porém eu não tenho dentes tortos nada disso, apenas a minha mordida que agr esta incomodando muito, portanto quase ngm repara que eu tenho a mordida cruzada mas eu quero melhorar isso o mais rápido possível, mas o meu dentista disse que eu terei que usar 10 meses o Hirax e depois 1 ano e 2 meses o aparelho que eu optei pelo lingual… sendo que eu li em alguns lugares que os dentes da frente vão ficar separados, então quer dizer que vou ter que ficar 10 meses com os dentes separados na frente ? Obrigada .

    • Não, Camila. Os dentes vão se juntando novamente durante o período de contenção (quando o Hyrax não é ativado) e, caso não se juntem por completo, o aparelho fixo (bráquetes), depois, vai se encarregar disso.

  203. Ola, tenho 19 anos e comecei a usar aparelho com 14 anos devido a mordida cruzada do lado direito, meu queixo e ate torto. Meu primeiro aparelho foi o de ceu da boca, devo ter usado uns 5 meses +ou-, e depois coloquei o fixo… teve um melhora muito pouca!! E agora troquei de dentista e ele me falou q nao tenho +nada o que fazer no meu caso ah nao ser a cirurgia, o meu osso de baixo e maior do que o de cima (esqueci os nomes) rsrsr, mas nao tenho coragem de fazer essa cirurgia e o valor tbm e muito alto… ai voltei pro meu velho dentista e falei que queria retirar o aparelho! So que ai ele me fez uma proposta: voltar usar o aparelho de ceu da boca por 3 meses para ver se da resultado!! Você acha que seja positiva essa tentativa?? Estou com muita duvida se tento ou nao, porque quando usei custei aguentar a dor… sera que vai resolver o meu caso?

    Aguardo retorno! obrigada

    • Maiza, se você não está disposta a fazer a cirurgia no momento, não vejo outra alternativa (fora a remoção do aparelho, é claro) além de tentar a disjunção não-cirúrgica. Pode dar certo (ou não). Depende da sua disposição em tentar.

  204. Oi doutora, tenho 13 anos e eu estou usando o aparelho Hass há quase um mes, fui ao dentista no dia 22/04 e ele falou que era para parar de ser ativado e que ia fechar os dentes em 5 dias, só que ainda eles estão super abertos, quanto tempo ele deve demorar para fechar ? Obrigado.

    • Natália, às vezes demora um pouco mais mesmo, pode ser que o fechamento completo só ocorra depois de remover o disjuntor, com o aparelho fixo. Mas segure a ansiedade aí, vai fechar aos poucos. ;)

  205. Dra. Ana, por favor, me esclareça algumas dúvidas: fiz a cirurgia de expansão da maxila no mês passado, 23. Cerca de duas semanas antes, coloquei o hyrax. Meu diastema abriu super rápido, pelo motivo da própria cirurgia em si. Acontece que eu não consigo me acostumar ao uso dele. Não sei se é uma particularidade minha mas, tanto hoje, como no dia em que eu coloquei o aparelho, as dificuldades para comer, beber e falar continuam as mesmas, diferente do que disse meu ortondontista, – que em alguns dias eu me acostumaria. Enfim, li num fórum sobre cirurgia de disjunção palatina algo sobre a existência de um outro tipo de aparelho que não nos torture tanto. Pelo que li, é uma espécie de linha metálica, algo bem mais discreto, e que fica responsável por manter a arcada aberta enquanto se passa o processo de cicatrização. A senhora sabe que tipo de aparelho é esse? Pergunto pois minha próxima consulta é somente no final deste mês, e como meu ortodontista não facilita as coisas para mim, gostaria de chegar lá por dentro do assunto, dizendo saber dessa possibilidade… muito obrigado, Dra. Ana!

    • Raul, pode ser que você esteja falando de uma barra transpalatina, que é uma fio mais grosso (uma barra, propriamente dita), que liga 2 dentes em hemiarcos diferentes (um direito e um esquerdo). Você teria o link desse fórum pra eu ver se é isso?

      • Oi Ana, obrigado pelo retorno! Assim que vi sua resposta, fui pesquisar imagens da barra transpalatina. Me parece algo bem diferente do hyrax, quando me refiro ao quanto este segundo traz transtornos na alimentação, dicção… será que esta barra pode ser aplicada em todos os casos? De qualquer forma, vou perguntar ao meu ortodontista sobre a possibilidade de efetuar a troca. Sobre o fórum (http://cirurgia.co/threads/cirurgia-de-expans%C3%A3o-maxilar-depoimento-fotos.27/page-9), considero ele como de grande ajuda para quem vai fazer esta cirurgia, pois como no meu caso, a troca de experiências e informações com pessoas que estavam ou passaram pela mesma situação foi essencial para que eu me tranquilizasse. Copiei o link da página 9, onde encontrei o relato de uma certa Isis Viana a respeito da barra transpalatina. Ainda, caso queria, poderá ver o meu relato na página 6, onde contei um pouco sobre como procedeu minha cirurgia e pós operatório. Novamente, muito obrigado, Dra. Ana!

        • Dei uma lida lá, a Isis não explica exatamente o que é o “fio” que ela usa como contenção, mas imagino que possa ser uma barra transpalatina, sim. Confesso que no seu caso, em específico, não estou certa se é possível a substituição do aparelho por uma barra, pois você se submeteu a cirurgia de disjunção. Mas converse com o seu dentista sobre essa possibilidade.

          • Certo, Dra. Ana. Acontece que lendo os comentários deste post, vi que em dado momento a sra. falando sobre todo o trabalho que essa troca pode acarretar, desde a retirada do hyrax, medição para a barra, recolocação do hyrax… acho que vou tentar ser paciente e esperar até agosto, mês previsto para retirada do disjuntor. Sabe, Dra. Ana, se o prazo para finalizar a contenção em alguém que fez a cirurgia é mais ou menos esse mesmo, de exatos 3 meses após a última ativação do hyrax? Outra coisa: minha mordida ficou bastante torta. Quando a fecho, apenas os dentes traseiros do lado direito se encostam, os da esquerda não. Os médicos já solicitaram nova tomografia da face, a fim de entender o motivo, porém, não me explicaram o que pode ter causado isto e o que pode ser empregada para a correção… é comum esse tipo de desalinhamento?

          • O prazo de uso do disjuntor como contenção, após cirurgias de disjunção, depende da neoformação óssea no espaço que ficou entre as maxilas. Eu acho que 3 meses é pouco, deve passar desse prazo. Com o problema ósseo resolvido, a correção da sua mordida se dará com o próprio aparelho fixo, com bráquetes. Não diria que esse desalinhamento é comum, mas pode ser corrigido.

  206. Olá Drª, lendo algumas perguntas e respostas aqui me surgiu uma dúvida. Coloquei um expansor do tipo Hyrax hoje e tenho 21 anos de idade. Quais são as chances do expansor fazer efeito em minha idade? Queria muito que fizesse algum efeito sim e que minha mordida fosse corrigida. Obrigado.

    • Christian, você passou da idade ideal (pra homens, até os 19 mais ou menos), mas ainda tem boas chances. Eu diria que uns 60% de chance de dar certo.

  207. Oii flor, eu uso o “expansor palatino”, daquele que tem o acrílico, há 2 meses mais ou menos, quero muito tirar. Meu dentista disse que eu tinha que usar-lo por 4 meses, mas aí ele disse agora que tenho que usar por 1 ano. Só que eu não aguento mais e quero tirar. Eu gostaria de saber se vai ficar alguma sequela se caso eu tirar antes do tempo que o dentista disse. Por favor… Obrigada!

    • Lorena, se você tirar antes o plano de tratamento se altera. Certamente haverá impacto no resultado final, mas se realmente você não está disposta a usar o aparelho por mais tempo, o dentista terá que replanejar o caso e pensar em outra solução (que pode não ser a que trará o melhor resultado).

      • Ah, então eu vou pensar melhor…
        Muito, muito & muito obrigada! :))

  208. Olá Dr.ª, tenho 19 anos e coloquei o aparelho Hirax hoje. Contudo, eu não consigo comer nada, a comida se prende ao aparelho, me da ânsia, sendo que ainda não comecei a ativação, pois pra isso será necessário cirurgia. Eu gostaria de saber se isso durará por muito tempo ou se eu conseguirei comer normalmente em breve? E quais alimentos são mais recomendáveis?

    • Francii, evite alimentos duros e muito pegajosos. Geralmente o paciente se adapta rápido, em cerca de uma semana, ao uso do aparelho.

  209. Ola, meu nome e Larissa, tenho 22 anos, e minha duvida e o seguinte: estou com esse aparelho desde agosto, e minha dentista pediu para eu procurar um bucomaxilo para fazer uma cirurgia, so q o meu maxilar e minha cabeça estao doendo muito, o q eu faço? É assim msm?

    • Você fez a cirurgia, Larissa? Está ativando o aparelho?

  210. Ola, so queria saber por que quando vou comer alguma coisa tenho a sensação de que ha comida no meu aparelho, porque ha essa sensação de comida no meu aparelho? Tenho 12 anos e eu uso o aparelho disjuntor do tipo hass, como escovar meu aparelho?

    • Cintia, não deve ser só “sensação” não… deve ser comida presa ao aparelho, mesmo. Nesse tipo de aparelho a comida geralmente entra por cima dele e fica entre ele e o céu da boca. Uma forma de limpar é passar um fio dental (com o auxílio de um passa-fio, uma espécie de “agulha plástica”) por cima do parafuso do aparelho, e limpar toda a área entre o aparelho e o céu da boca. Também, dá pra fazer bochechos, com água mesmo, forçando o líquido através desses locais.

      • Depois de usar o aparelho tipo hass, preciso o de tijolinhos nos dentes de cima, e depois será que preciso usar outro para arrumar os dentes?

        • Depende, Cintia, Mas geralmente o disjuntor e depois o fixo já resolvem.

  211. Oi, tenho 15 anos e ja estou usando o expansor há um mês, ocorreu tudo conforme o planejado, e meu dentista disse que ja poderia colocar alguns brackets nos dentes da frente pra ja ir fechando o espaço que se abriu, ainda usando o expansor. Isso seria possível?

    • Sim Evelen, desde que o disjuntor não esteja mais sendo ativado.

  212. Olá doutora, eu aqui mais uma vez ^_^
    Bom, como eu já havia dito meus dentes são tortos, assim tenho dois dentes no céu da boca, atras dos dois dentes do meio. E tem um que é mais pra trás que o outro. E o que é mais pra trás minha dentista disse que vai precisar extrair um dente do fundo pra poder dar espaço pro dente vir pra frente. Ai eu queria saber o que ela vai usar pra trazer esse dente pra frente ? Porque é muuuuuuuito pra trás. bjs :)

    • Laiane, existem várias formas de se trazer o seu dente pra frente. Uma delas é com o próprio fio / arco do aparelho ortodôntico fixo, colando-se um bráquete nesse dente. Outra possibilidade, é com o uso de elásticos. Enfim, depende.

  213. Olá doutora, tudo bem?

    Estou usando o Hyrax há 5 dias, ativando 1x ao dia. Porém hoje uns minutos após a ativação, ouvi um barulhinho, algo como um “crec” e depois uma pressão nos meus dois dentes da frente que são encavalados e que agora estão um pouco mais separados (por causa do aparelho). Achei que talvez eles tivessem se movimentado para a posição original, agora que tem espaço, mas queria saber se isso é possível ou se é melhor procurar o dentista com mais urgência.

    • Mariana, provavelmente o “crec” que você ouviu tem a ver com a separação dos ossos que formam o seu céu da boca. Não acho que seja preciso procurar seu dentista, pelo seu relato parece que está indo tudo bem. :)

  214. Doutora, fiz um canal há dois dias, esse canal foi feito em uma única sessão, depois quando passou o efeito da anestesia senti fortes dores, até hoje, são dores fortes que as vezes passa de uma vez ate o ponto de eu n senti mais nada e depois volta muito forte, estou tomando analgésicos mas não ta adiantando muito, já tomei TRAMAL 50MG, Cetoprofeno, e até TYLEX, enfim, essa dor é normal?

    • Não dá pra dizer que é normal, Juliana, Seria bom que o seu dentista reavaliasse pra identificar a causa.

  215. Oi, meu nome é Priscila e tenho 26 anos, estou usando disjuntor palatino, ainda na fase de ativação, hoje faz 11 dias que ativo 2x ao dia (manhã e noite, com intervalos de +/- 12 horas), hoje meus dentes da frente separaram, estão doendo um pouco e ve-los separados ta sendo meio difícil… mas significa que pelo menos o tratamento ta dando certo, ainda mais no meu caso, que pela idade o sucesso do tratamento era uma incógnita, hoje vou consultar minha dentista pra ver se ainda continuo ativando, to relatando minha experiência pra dividir com todo mundo que acessa o blog e pra dizer que este site me ajudou muito quando estava apreensiva e com muitas dúvidas. Parabéns doutora Ana e muito obrigada pelos esclarecimentos!

    • Muito obrigada pelo testemunho, Priscila! Fico aqui na torcida pra dar tudo certo (e pelo jeito está dando). :)

  216. Doutora, com o levante será que passando alguns dias eu vou fechar a mordida pelo menos para mastigar? Estou muito preocupada.

    • Não Larissa, o levante mantém a mordida aberta. Só quando o seu dente estivesse bem posicionado e não interferisse mais na mordida é que o levante poderia ser removido. Mas a colocação ou não desse levante depende da indicação do seu dentista.

  217. Doutora, coloquei o expansor palatino, porém tenho um dente encavalado inferior (incisivo) maior que os outros, que pega na plaquinha do expansor, não consigo comer nada devido a este dente ser maior e bater na plaquinha, até sopa tive que bater no liquidificador, disse sobre o incomodo de não poder mastigar por conta do espaço muito grande pois não fecha a mordida, estou desconfiando do profissional.

    • Larissa, é complicado mesmo. O problema é que o seu dente está no lugar errado, e isso só vai se resolver quando ele estiver alinhado (porque, senão, ele vai continuar interferindo na mordida). Uma possibilidade é colocar um “levante”, que é um dispositivo (uma bolinha de resina em cima de um dos dentes de trás, por exemplo) usado pra manter a mordida aberta. Assim o seu dente não bateria mais no aparelho (mas você não conseguiria fechar a mordida, de qualquer forma).

  218. Ola Ana… tenho 25 anos e o dentista me sugeriu o uso de um disjuntor, mas to com medo de usar e da dor… isso doi muito, afeta a fala? Dicas de como fazer para comer… ha, vou usar o disjuntor e o fixo junto, isso pode?… att. Marcia

    • Marcia, os pacientes geralmente relatam a sensação de pressão, formigamento, mas dor é exceção. Pode afetar um pouquinho a fala no começo, mas é uma questão de adaptação (assim como pra comer). Você pode usar o fixo e o disjuntor juntos, desde que, enquanto o disjuntor estiver em fase de ativação, não seja passado o arco (fio) do aparelho nos dentes de cima.

  219. Oi Dra! Tenho mordida cruzada e retração gengival. Fui na ortodontista e fiz todos os exames q ela pediu. Ontem ela me disse q terei q retirar os cisos (não sei se todos ou alguns) e que terei que usar um expansor palatino por 4 meses. Só que eu tenho 38 anos, e pelo que tenho lido aqui provavelmente não vai adiantar! Será que vale à pena a tentativa? Ela disse q depois ainda terei q usar aparelho fixo por 1,5 a 2 anos. Caso eu NÃO faça esse tratamento, minha arcada superior pode se fechar mais ainda com o passar dos anos? Eu procurei a orto pq eu mesma estava sentindo q minha arcada parecia menor do q era antigamente… Uma outra pergunta: acabei de fazer plástica no nariz, o uso desses aparelhos podem alterar a estrutura do nariz operado? Obrigada e abraço!

    • Andreia, realmente, aos 38 anos o uso do disjuntor é uma tentativa. Mas, se você não pretende se submeter a uma cirurgia e quer corrigir a sua mordida cruzada, vale a tentativa. Não acho que seu arco superior vá se fechar mais se você não tratar, a não ser que você mantivesse algum hábito deletério ou fosse respiradora bucal severa. O uso do disjuntor não deve mudar o seu nariz, também. Abraço!

  220. Oi doutora, tenho 13 anos… Bom coloquei o aparelho Haas ha 6 dias e já abriram muito os dentes da frente, e o dentista falou que eu vou ficar com esse aparelho durante 1 ano, estou preocupada pois se em poucos dias ja abriu tanto, com 1 ano vai abrir muito mais. Por favor me ajuda, desde já agradeço.

    • Natália, pode ficar tranquila. Você não vai abrir o aparelho durante esse ano todo, é só no começo, até atingir a abertura necessária. Depois disso, o aparelho fica por um tempo sem ser ativado, “travado”, pra que a nova posição dos seus ossos se estabilize.

  221. Estou usando o aparelho no céu da boca, e o fixo ao mesmo tempo… Vai demorar muito pros meus dentes se acertarem ? Tenho 13 anos e quero saber também em média quantos meses vou ter que ficar com o aparelho no céu da boca.

    • Laura, geralmente o disjuntor é usado durante 3 a 5 meses. Já o tratamento todo (para os dentes se “acertarem”), varia muito. Depende do caso.

  222. Eu coloquei o Hirax, e foi preciso a cirugia de disjunção maxilar, a cirugia foi um sucesso. Depois de 8 dias eu voltei a fazer a ativação, tenho 20 anos de idade, eu já parei de ativar, eu quero saber se o osso vai se formar de novo com 4 meses de contenção, a minha boca vai voltar ao normal depois de todo tratamento?

    • Sim Cléia, a ideia é essa! O período de contenção serve justamente pra estabilizar o novo posicionamento ósseo, e isso acontece justamente por causa da neoformação óssea.

  223. Olá, Doutora! Coloquei um aparelho semana passada. Junto, colocaram as bandas (estou usando duas em cima, uma de cada lado) e essas bandas estão ligadas por um único metal que fica no céu da boca. Hoje, domingo, um lado desse metal que se prende a banda quebrou. Terei que trocar as bandas por conta disso? Obrigado desde já.

    • Mauro, é possível que sim. Creio se tratar de uma barra transpalatina, e a parte da solda deve ter quebrado. Seu dentista vai ter que verificar se ainda dá pra aproveitar a mesma banda, se não der, será preciso trocar.

  224. Dra., boa noite. Minha filha tem 12 anos e ontem colocou o aparelho no céu da boca. Fiz a ativação hoje de manha e agora a noite, porém minha filha esta se queixando de dor nas bochechas, vi uma bolinha amarela na bochecha de ambos os lados. Isso é normal??? Ela chora a cada ativação e diz não conseguir mastigar direito. Esta ativação será por 7 dias, mas minha preocupação é a bochecha do lado de dentro com as bolinhas amareladas. Tem algo que posso fazer para essas “bolinhas” sumirem??? Será que inflamou e ela terá de tirar??? Obrigada desde já.

    • Regiane, imagino que essas bolinhas sejam lesões causadas pelo atrito do aparelho. Não têm consequências mais graves, mas certamente vão incomodar um pouco. Seria bom fazer bochechos com Malvatricin, pode ajudar. Não creio que seja necessária a remoção do aparelho.

      • Obrigada Dra… fiquei mais tranquila. O dentista me deu hoje uma cerinha para passar no aparelho e disse que esta ótimo, esta expandindo perfeitamente e repetiu exatamente o que vc disse, e ela mesmo disse que melhorou um pouco a dor já… rsrs obrigada pela atenção.

  225. Boa tarde! Queria tirar uma dúvida com você, quando o dente de cima fica bem rente com o de baixo se chama mordida cruzada ou não, com que idade você recomenda aparelho fixo, desde já agradeço.

    • Rosana, depende do “rente”. Quando isso acontece, nos dentes da frente, chamamos de “mordida em topo”. A mordida cruzada é quando os dentes (ou alguns dentes) de cima, quando a pessoa morde, ficam mais para dentro que os de baixo. O normal é o contrário. O uso de aparelho fixo, geralmente, é indicado depois dos dentes permanentes terem nascido, portanto lá pelos 12 anos de idade. Mas depende do caso, vale a avaliação do dentista / ortodontista.

  226. Bom Dia Doutora, obrigada pelo retorno, bem, meu filho (9 anos) já tem a mordida cruzada, os dentes de cima ficam rentes aos de baixo, não entendi quando falou que ia interceptar problemas oclusais, devo esperar que idade pra por o expansor palatino no meu filho? Desde já agradeço sua atenção, obrigada!

    • Quis dizer que é possível evitar que um problema de mordida piore se o aparelho certo for usado na hora certa. Eu acho que você precisa levar o seu filho num odontopediatra / ortodontista pra avaliar. Se ele julgar que é hora, o disjuntor pode ser usado já.

  227. De nada, Doutora :). Sempre visito o blog e vejo que muitas pessoas, assim como eu no começo, ficam com medo ou receio em usar o disjuntor. Mas como eu disse, é uma questão de tempo e adaptação e o resultado final valerá muito a pena. Estou bem animada com o meu tratamento e os resultados bem visíveis que já obtive. E sempre que puder, vou voltar aqui para deixar meu relato sobre o tempo que estou usando o Hyrax, afinal, mais 4 meses me esperam… hehe
    Ótima semana, Dra. Ana :)

    • :)

  228. Olá Dra. Olha eu aqui de novo :D
    Vim contar como está sendo a minha experiência com o Hyrax.
    Já se passaram 2 meses (o.O) desde que coloquei esse “instrumento de tortura” hahahaha. Confesso que nas primeiras 2 semanas achei que não ia suportar, mas tudo é uma questão de tempo e adaptação. No primeiro mês vivi a base de sopa e líquidos, e só no mês passado eu voltei a comer normalmente, ainda com um pouco de dificuldade, mas em relação a antes já melhorei em 70% minha alimentação. Só não como carne e alimentos muito duros pra evitar algum tipo de dano. Mês que vem vou colar os braquetes, mas não sei se a dentista vai por o arco pois ainda vou ficar com o Hyrax mais 4 meses :/. Mas é isso… só vim deixar meu depoimento mesmo e dizer que não é o fim kkkk… estou sobrevivendo. Abs Dra. :)

    • Obrigada pelo relato, Josi! :)

  229. Olá Boa Tarde,
    Estou Usando o Aparelho Fixo Ha 6 Meses, Agora Estou Usando o Aparelho Odontologico o (Hirax), Estou Com Esse Aparelho Desde Quarta-feira 03/04/13, Eu Ativo Ele 2 Vezes ao Dia, 1 Vez Pela Manhã, e Outra a Noite Quando Vou Dormir. Até Agora Não Notei Nenhuma Disjunção, Eu tenho 16 Anos, a Minha Duvida é o Seguinte: Será Que Ainda Está Cedo Para Se Notar Essa Disjunção ? Ou Essa Disjunção Só Irá Ocorrer Quando a Minha Dentista Travar o Aparelho Depois Que Terminar o Periodo De Ativação ? Ela Disse Que Poderia Doer Um Pouco Quando Eu Fosse Abrir o Aparelho E Que Mesmo Assim Com Dor Ou Não Eu Teria Que Abri-lo, Porém Só o Que Sinto é Uma Pressão Na Hora De Abri-lo e Depois De Alguns Minutos Essa Pressão Some. Isso é Normal ? Ou A Dor Que Eu Supostamente Teria Que Sentir Seria a Resposta De Que Está Havendo Resultado ? Por Favor Me Ajude, Esclareça Essa Duvida Para mim. Obrigado e Boa Tarde …

    • Patrick, pelo que percebo a disjunção que a sua dentista pretende fazer é lenta, então talvez nem apareça o espaço entre os dentes. É esperado que você só sinta a pressão relatada, geralmente a ativação não dói. A disjunção ocorre no período de ativação, e não no de contenção (com o aparelho travado). Enfim, considerando a sua idade, creio que as chances de estar dando certo são bem grandes.

      • Boa noite Dra,
        A Senhora Me Ajudou Bastante, Admito Que Eu Estava Preocupado Quanto a Isso (Disjunção), Minha Dentista Disse Que Eu Precisaria Usar o (Hyrax) Durante 3 Meses. Será Que Essa Disjunção Ocorrerá Nesses 3 Mêses ou Menos ? Pois Não Aguento Mais Ficar Limitado a Alimentos, e Tbm Demoro Demais Para Fazer Uma Refeição, Enfim. Se A Senhora Puder Me Ajudar Com Mais Essa Pergunta Eu Agradeço. Muito Obrigado e Tenha Uma Boa Noite.

        • Você deve usar o disjuntor por 3 meses mesmo, Patrick. Embora você não vá ativar o aparelho durante todo esse tempo, é preciso usá-lo por um tempo sem ativação, pra que os ossos se estabilizem na nova posição (fase de contenção).

  230. Boa tarde!
    Meu filho tem 9 anos e tem a mordida cruzada (bem cruzada), uma dentista recomendou que eu colocasse um aparelho móvel, isso foi em 4 de outubro de 2012 e apertar a cada 15 dias, não vi diferença nenhuma, ela tinha me passado que ficaria bom em 6 meses, depois falou até julho, antes de ver esse site já desisti e vou procurar outro profissional, que tipo de aparelho você recomendaria para meu filho?
    Esse que não é fixo serviria ainda? Desde já agradeço. Rosana

    • Rosana, acho que esse tipo de aparelho é o que se aplica ao caso, mesmo (imagino que estamos falando de um disjuntor). Aos 9 anos ainda é cedo para o seu filho usar aparelho fixo, e um aparelho removível como esse pode ser bem útil para interceptar problemas oclusais (como a mordida cruzada), fazendo com que um provável tratamento com aparelho fixo seja bem mais curto e facilitado.

  231. Oi doutora,
    Semana que vem eu vou tirar o aparelho do céu da boca (FINALMENTEEE) e colocar o fixo da parte superior, ja que eu só uso na parte de baixo. Bom, tenho duas perguntas: doi muito pra tirar esse aparelho? E a outra é: que minha mordida já descruzou nos ultimos dentes, mas na parte a frente ainda não, é normal?
    Obrigada.

    • Beatriz, não, não dói nada. O dentista apenas vai desencaixar as bandas com o uso de um instrumento apropriado pra isso, e pronto. A sua mordida vai descruzar na frente também, mas isso será feito posteriormente, já com o aparelho de bráquetes.

  232. Estou usando este tipo de aparelho no céu da boca, e nos primeiros dias são dificuldades horríveis para comer!! A comida engancha no aparelho, pra beber água, dar uma sensação de que não vai conseguir engolir, a língua corta (pelo menos a minha cortou, 2 vezes) é realmente ruim… Mas depois de um tempo acostuma!! Eu não sabia que iria separar os dentes da frente, que coisa mais ridícula deve ficar!! Eu ainda não coloquei o aparelho fixo, mas a doutora falou que iria colocar daqui a 3 semanas (21 dias). Então gente, não se preocupem, só incomoda nos primeiros dias, depois fiquem tranquilos que acostuma… Bom, quer dizer que em torno de 1 semana mais ou menos os dentes da frente separam? Rsrsrs, aguardo a resposta ansiosa!!

    • Beatriz, depende. Mas sim, a tendência é essa… de os dentes se separarem mais ou menos nesse prazo.

  233. Ola !!!
    Estou muito preocupada!!
    Estou com o disjuntor palatino ha 2 semanas e ja abriu um diastema de 3 mm, o problema e que eu não vejo a minha dentista sempre so de 2 a 3 vezes no mes, o que esta acontecendo e que os unicos dentes que estao descruzando são os que estão com a banda, percebi que conforme as ativações elas foram baixando nao a ponto de sair do dentes, mas baixaram, e o dente do meio que fica entre aquele “FERRINHO” das bandas nao se movimentou nada nada, ou seja acho que não descruzou, não quero prolongar isso, esta sendo torturante, gosto de rir, falar, sou extremamente comunicativa mas desde que coloquei este aparelho não sou a mesma, isso esta mexendo demais com a minha autoestima, e a dentista disse que precisa que abra uns 7 ou 8 mm. As minhas duvidas são por conta de o dente entre o ferrinho não ter se movimentado, atrapalhara o processo? (obs: o ferrinho do lado esquerdo soltou da banda, ou seja, agora e que não empurra mais nada mesmo, e detalhe, minha lingua esta toda machucada). Por que não pode colocar o aparelho de brackets junto com o disjuntor ??

    So para constar, tenho 17 anos, pela abertura do diastema de 3 mm pode ter ocorrido a disjunção ??? Mas a minha maior preocupacao mesmo é o dente entre o ferrinho que nao se movimentou com os outros que estao na banda, isso tem jeito com outro aparelho?? Esta bem estranho… se eu soubesse que sofreria tanto com esse aparelho e que afetaria tanto a minha vida social, nem teria colocado… o que eu mais quero e que tudo isso passe logo…

    • Daniela, qualquer desalinhamento entre os dentes será corrigido, posteriormente, com o aparelho “de bráquetes”, inclusive os dentes que porventura ainda estejam cruzados. Geralmente não se usa os dois juntos porque o arco do aparelho não permitiria a separação dos ossos que formam o céu da boca. Sim, se os seus dentes se separaram é um sinal de que a disjunção está ocorrendo normalmente.

  234. Dra, muito obrigada pela sua atenção,
    Grata..
    Elaine

  235. Olá!
    Dra, eu novamente, apenas para passar a informação correta, o nome do meu aparelho no ceu da boca é Barra Transpalatina, mais conhecida como BTP.
    Obrigada,
    Atenciosamente,
    Elaine

    • Então é isso mesmo, Elaine. A barra transpalatina serve pra garantir que os molares não saiam de posição, mesmo que sejam “puxados”.

  236. Boa tarde,
    Dra., estou com duvidas, estou usando o aparelho fixo e fazendo as manutenções mensalmente, tenho os dentes da frente separados, mas ja fechou muito, a minha dentista disse que vou usar um expansor no ceu da boca, não é preciso apertar, ele é bem simples, ela colocara nas duas bandas e fica um arco no ceu da boa com um botãozinho no meio em acrilico, ja tenho 31 anos, ela disse que seria para que meus dentes de tras não se movessem, isso é correto? Estou bem preocupada..
    Obrigada….

    • Elaine, deve ser um dispositivo pra distalizar (levar mais para trás) os seus dentes de trás e/ou pra, simplesmente, mantê-los na mesma posição que estão, mesmo que sejam colocadas forças sobre eles (para garantir “ancoragem”). Esse é um procedimento bem comum, não precisa ficar preocupada.

  237. Bom dia, Doutora!!!
    Tenho um dente incluso, gostaria de saber se quando eu colocar o aparelho no ceu da boca esse dente vai nascer?? Tenho 20 anos e ja estou usando o aparelho fixo!!!

    • Emilia, se o dente estiver totalmente dentro da gengiva, não deve nascer sozinho (mesmo que haja espaço). Seria preciso, nesse caso, puxá-lo para fora com o auxílio do aparelho.

  238. Doutora, procurei um outro site que fale sobre restauração no dente mas não encontrei, desculpa mas tive que fazer a pergunta por aqui. Você poderia me dizer quantos dias fica com o dente doendo após uma restauração profunda ? Meu dentista fez uma restauração em um dente e ele disse que estava bem próximo do canal, mas não precisaria fazer canal ainda, fiz hoje, depois de algumas horas ficou dolorido o dente… é normal ?

    • Ué Junior, mas por que procurar outro site? Pergunte aqui mesmo! :)

      A sensibilidade pós confecção de restauração é muito comum e pode levar até 1 mês. Mas a tendência é de diminuir e sumir, dentro desse período.

      • Mas pode ser que lateje um pouco o dente e cause um pequena dor de cabeça ? Pois é isso que estou sentindo. Eu procurei outro site, porque não sabia se seria correto perguntar por aqui, já que o tópico fala que é sobre aparelhos :)

        • Geralmente é uma sensibilidade, não um “latejamento”. Mas não dá pra dizer que haja alguma alteração só por isso. É preciso aguardar, mesmo, pra ver como o seu organismo vai reagir. Ah, e pode perguntar em qualquer post, sobre qualquer assunto, que eu respondo. Mas tem vários posts sobre restauração, dê uma “passeada”, faça uma busca, talvez algum possa ajudar.

          • Ok. Obrigado!!!

  239. Ola doutora, tenho 21 anos, tenho a mordida cruzada, estou com o aparelho hyrax ha 2 semanas, amanha dia 1/04 farei minha 15° ativação, porem aparentemente só esta movimentando para um lado, e um dos dentes onde esta o apoio do aparelho, está saindo de sua posição, indo mais para o lado, está bem visivel isso, é normal, tenho medo de perder esses dentes, pois ja extraí alguns.
    Obrigado.

    • Luiz, o uso do disjuntor vai “bagunçar” um pouco a sua mordida, é assim mesmo. Mas seu dentista vai avaliar periodicamente e depois da remoção do Hyrax vai corrigir com o aparelho fixo. Acho que você não precisa se preocupar em perder dentes por causa disso, lembre-se que seu tratamento está sob supervisão constante do seu ortodontista. Se houvesse esse risco, ele interromperia o uso do aparelho de imediato.

  240. Doutora, estou aqui de novo… meus dentes do siso estão quase todos pra fora, só que quando eu coloquei aparelho o dentista disse que poderia ser que eles fossem arrancados, pois não tinha espaço suficiente pra eles, eu tenho um aparelho no ceu da boca, e o dente onde o aparelho é encaixado esta doendo muito, dor latejante que não sei o que fazer mais, e meu dentista só volta dps do feriado, você acha que com o nascimento dos sisos, e esse aparelho que ta encaixado no dente ta forçando o outro dente pra frente e ta causando a dor ? O dente do siso pode fazer com que outros dentes fiquem doendo ?

    • Luiz, as duas possibilidades fazem sentido: tanto que o siso esteja causando uma dor irradiada que faz o dente da frente doer também quanto que o problema seja o aparelho no céu da boca, que está forçando esse dente e causando a dor. Só avaliando clinicamente pra dizer ao certo.

      • Obrigado, irei hoje ao dentista, tive que aguentar 3 dias com muita dor, pois não consegui falar com ele neste feriado!!

  241. Olá Drª.
    Alguns meses atrás postei no seu blog o meu caso, tenho 26 anos, estava usando o Hass e não me adaptei pois estava machucando d+ a mucosa, e muita dificuldade para me alimentar e falar.
    Pois bem, coloquei no sábado passado o Hirax que é um “paraiso” comparado com Hass em todos os sentidos, uma benção mesmo.
    Gostaria de tirar uma dúvida com a Srª: o diastema ocorreu, tive uns 3mm +-, se isso ocorreu é certeza que ocorreu a ruptura da sutura palatina mediana? Existe algum caso que mesmo aparecendo o diastema não ocorreu essa ruptura?
    Se deu certo foi muita sorte, pela idade que tenho hoje, 26 anos, creio que seja raro. No caso, a minha Dentista pediu que eu ativasse somente 2 vezes ao dia durante 1 semana e percebi que quanto mais eu ativo mais abre o diastema, posso dar umas 3 ou 4 voltas no dia? Ou melhor esperar a opinião da minha dentista?
    Ficarei no aguardo e mais uma vez obrigado pela oportunidade.

    • David, o Hyrax é mais fácil de limpar, mesmo. E como ele não se apoia na mucosa, tende a ser mais confortável. Quanto ao seu caso: certamente a disjunção ocorreu. Mas certeza MESMO, só fazendo uma radiografia pra confirmar (ou pela avaliação clínica da sua dentista). Um caso em que a disjunção pode não ter ocorrido é se os dentes apenas se inclinaram para fora, criando espaço no arco e, pelo espaço criado, os dentes da frente terem se separado. Mas não acho que isso tenha acontecido, não.

      Não, você não deve ativar mais vezes do que a sua dentista recomendou, pois ela certamente pretende uma disjunção mais lenta (dada a sua idade) e se você “passar do ponto” pode prejudicar a continuidade do seu tratamento.

      • Obrigado Drª, pelas informações, tenho quase certeza que ocorreu o ruptura e não a inclinação, e para confirmar vou solicitar, caso necessário, radiografia, mas creio que a minha dentista não vai pedir (os meu dentes estão idênticos ao da Madonna kkkk muito engraçado, parece dente de criança e estou adorando kkkkk). Mais uma vez OBRIGADOOOOOOOOOOO DE VERDADE e parabéns pelo seu profissionalismo e dedicação.
        Um forte abraço, David Henrique, Ferraz de Vasconcelos SP.

        • Por nada, David. Fico feliz em ajudar. Viva a Madonna! :D

  242. Olá doutora!
    Eu uso o aparelho haas, ele é ligado no canino e nos 2 dentes de trás, pórem ontem de manhã a cola que fica no meu canino soltou, não está me machucando, só que estou em dúvida se ativo ele normalmente ou não, pq se eu ativar pode não fazer efeito por não estar ligado no canino esquerdo! Hoje é feriado, não consigo falar com meu dentista, provavelmente amanhã também ele não poderá me atender! Meu céu da boca está um pouco irritado pelo fato de ter descolado! O que eu faço?

    • Laura, eu acho melhor não ativar, mesmo. Pode ser que ao fazer isso ele saia do lugar e só piore as coisa. Converse com o seu dentista depois do feriado, pra ele poder recimentar o aparelho e você retomar as ativações.

  243. Olá querida, tenho uma filha q começou a usar o aparelho no ceu da boca com 8 anos, e ela completou 11 em fevereiro de 2013, mas faz 5 meses q o aparelho dela quebrou e o dentista ainda não resolveu o conserto, tenho medo q volte a mordida cruzada pq ela teve um resultado otimo, ainda posso mandar recolocar?

    • Oi Soraia! Não creio que a mordida cruzada possa voltar, certamente o caso dela já está bem estabilizado. Acho que é até por isso que o dentista não está com pressa pra realizar o reparo do aparelho… ;)

  244. Olá doutora, tenho 14 anos (farei 15 em maio) e tenho um incisivo lateral superior de leite, colocando a lingua no ceu da boca eu consigo sentir q tem alguma coisa ali, mas não está nascendo ainda, meu dentista disse q terei q arrancar o incisivo de leite para ele nascer, é possível q ele arranque meu dente e o permanente não nasça? E se ele for nascer, demora mais ou menos quanto tempo?

    Desde já, grato.

    • Leonardo, é possível sim. Na sua idade a raiz do dente permanente já deve estar completamente formada, nesse caso o dente não nasceria sozinho e seria necessário “puxá-lo” para fora com o uso de aparelho. Enfim, vale aí a avaliação do seu dentista. Se nascer sozinho, pode ser coisa rápida, 1 ou 2 meses.

      • To mt preocupado, meu dentista até agr não me disse nada de ter de usar, talvez, uma prótese, mas andei pesquisando e vi q é possível, isso me deixou preocupado, como ele vai puxar o dente q ta no céu da boca, mas q ainda “não saiu pra fora”?

        • Caso seja necessário tracioná-lo mesmo, é preciso fazer uma pequena cirurgia pra colar um “botãozinho” no dente, onde será preso um fio e, através desse fio, o dente será puxado pra fora.

  245. Olá, o meu nome é Marta e tenho 14 anos. Ja uso o hyrax há uma semana e os dentes da frente hoje abriram e começou a doer muito, mas tomei um benuron e melhorou um bocadinho. A minha duvida é se me doi por os dentes terem aberto a frente, quando for para ativar usando a chavinha vai doer mais do que as outras vezes? ;p

    • Marta, não dá pra relacionar uma coisa com a outra diretamente. Deixe-me entender: você não ativou o aparelho nessa 1 semana de uso e os dentes abriram mesmo assim?

      • Nao, eu ativei todos os dias e por isso os dentes da frente abriram, mas qnd eles abriram eu ja tinha ativado a semana toda e tinha que ativar na noite em que isso me aconteceu. O meu medo era, depois de eu ter ativado de manha e depois de me doer o dia todo com a abertura dos dentes da frente, eu queria saber se qnd ativa-se à noite se me ia doer mais por estar dolorido do dia todo.

        • É possível que sim, Marta. Se já está dolorido, ativar o aparelho pode deixar mais dolorido ainda. Mas só ativando pra saber ao certo.

  246. Doutora, eu tenho um aparelho no ceu da boca para ajeitar a mordida e uso aparelho ortodontico, já estou com o ortodontico tem 7 meses e o do céu da boca estou com 4, mas agora o lado esquerdo da minha boca, fica dolorido, a mandibula fica um pouco dolorida, não sei se fico rangendo os dentes a noite, você acha que pode ser bruxismo ? Ta com umas 3 semanas isso, os dentes não ficam muito doloridos, mas a mandibula sim, e dores de cabeça, não da sempre, é de vez em quando só. O que você acha que pode esta acontecendo ? É apenas um lado da boca.

    • Pode ser bruxismo sim, Luiz. Com a mudança na “configuração” da sua mordida, isso pode acontecer. Mas provavelmente á algo passageiro.

      • Então, devido aos dois aparelhos que eu uso, como ja estava acostumado com meus dentes, e agora eles estão se espaçando e alinhando, a mordida irá mudar, então é isso ? O bruxismo pode ser passageiro ou tem que ter tratamento ?

        • É isso. Você está numa fase de transição, se adaptando à nova “mordida”. O bruxismo, nesse caso, tende a ser passageiro.

          • Hum, ok.
            Desculpa o incômodo é porque estava preocupado com isso. Obrigado!

          • Sem problema, Luiz. Precisando, pergunte. :)

  247. Olá. Tenho 3 dúvidas, rs.

    1) Tem algum jeito para comer? Não consigo comer nada sem ser liquido, pois toda a comida fica “armazenada” em cima do aparelho. Eu simplesmente não engulo, tá muito complicado para comer.
    2) Precisam ser duas vezes? Por que pelo que entendi a minha dentista pediu para ativar apenas uma vez…
    3) O espaço entre os dois dentes é muito grande?

    • Lucas, você tem que comer, não tem jeito. O importante, mesmo, não é nem evitar a comida de entrar por cima do aparelho, mas tirá-la de lá. Procure entrar com o fio dental entre o aparelho e o céu da boca, um passa-fio (uma espécie de agulha plástica que tem pra comprar em qualquer farmácia) pode ser bem útil pra passar o fio por cima do parafuso do aparelho. Não, não precisa ser 2 vezes… é a quantidade de vezes que a sua dentista pedir. O espaço entre os dentes às vezes nem abre, depende. E depende, também, de quantas ativações você vai fazer. Mas, de qualquer forma, esse espaço vai fechando gradualmente, ainda durante o uso desse aparelho, na fase de contenção (quando ele não é mais ativado).

      • Muito obrigado!

  248. Ola. Tenho 22 anos, tenho mordida cruzada. Vou ter que me submeter a cirurgia ortognatica. Ha três meses venho usando um disjuntor palatino, girando a chavinha 2 vezes por semana. Gostaria de saber se minha arcada superior ira voltar do jeito que era antes, muito fechada, visto que se a gente fica 1 dia sem usar o disjuntor ele custa a encaixar de novo e como minha cirurgia eh essa semana ja tem 4 dias que nao uso, a pedido do cirurgião. Obrigado.

    • Não Marcio, não vai fechar de novo. O cirurgião vai se encarregar de estabilizar a disjunção, de forma que você não perca os resultados alcançados.

  249. Olá, eu tenho 25 anos e tenho a mordida cruzada apenas do lado esquerdo, em novembro usei por uns 15 dias o hirax, mas n consegui concluir o tratamento em razão do desconforto. Me mudei de cidade e procurei outro dentista e fiquei bem “chocada” com o que ele me disse, pois me afirmou que no meu caso esse aparelho jamais poderia atingir o seu objetivo e também pq eu uso aparelho fixo e o mesmo não foi retirado quando eu fiz o uso do hirax. É realmente isso? O hirax não deve ser utilizado com o aparelho fixo?

    • Mariane, aos 25 anos o uso do Hyrax é uma tentativa, pois você já passou da melhor idade pra usar aparelhos ortopédicos (a fase de crescimento). Mas eu não diria que “jamais poderia atingir o seu objetivo”. Tem muitos pacientes adultos que se beneficiam, sim, do uso desse tipo de aparelho. Com relação ao uso concomitante do aparelho fixo, não há problema dos bráquetes estarem colados nos dentes mas, durante a disjunção, não dá pra passar o arco / fio na parte de cima. Isso restringiria a separação dos ossos que formam o céu da boca.

  250. Eu tenho uma duvida, desde quando coloquei isso, nasceu uma bolinha embaixo da minha lingua, é muito chato, que queria saber se é só em mim mesmo ou em vcs tbm ?

    • Davi, em princípio uma coisa não tem nada a ver com a outra. Peça para o seu dentista avaliar, pra ver do que se trata essa “bolinha”.

      • Ok, obg pela dica.

  251. Oi Dra., coloquei o aparelho faz 10 dias, nas 3 ultimas ativações a dor foi insuportável, tomei dipirona e melhorou mas estou com medo de ativar de novo, não sei se vou aguentar passar por essa dor novamente, meus dentes abriram muito pouco, quem olha de fora nem percebe, só se olhar muito perto vai ver algo quase imperceptivel. Estou com medo de por estar sentindo esta dor o tratamento não estar funcionando, o dentista do aparelho só vem em quarta feira, então todos os dias ativo com o dentista do consutório e ontem mesmo na hora de ativar o dentista disse que estava muito duro pra girar. Considerando que já tenho 18 anos.

    • Nayara, considerando que você tem 18 anos, você já passou um pouco da idade ideal para usar o disjuntor… por outro lado, as chances do tratamento funcionar ainda são boas. O fato de não abrir espaço entre os seus dentes não significa, necessariamente, que o tratamento não está funcionando… às vezes não abre, mesmo, mas os ossos se separam normalmente. Enfim, eu não tenho (aliás, nem você tem) como saber se a disjunção está ocorrendo. Será preciso seu ortodontista reavaliar na quarta-feira pra verificar se está dando certo.

  252. Ooi, eu por aqui novamente ^-^

    Queria saber se quando uma pessoa tem a mordida pra tras fica mt tempo usando aparelho (ex: 7 anos)

    • Oi Lainane! Depende muito do caso. Mas 7 anos é muito tempo pra um tratamento ortodôntico, se após todo esse tempo não se chegou a um resultado satisfatório e porque, provavelmente, o problema não é só dentário, mas ósseo também. Nesse caso, a cirurgia ortognática estaria indicada.

  253. Doutora, eu coloquei esse aparelho no céu da boca para colocar o aparelho fixo normal, meu dentista falou que eu precisaria expandir a boca. Eu queria saber se o espaço que eu ganhei com o aparelho no céu da boca vai diminuindo com o tempo ou fica para sempre ? Minha mãe queria colocar o aparelho fixo normal só no final do ano.

    • Fernando, usando o disjuntor direitinho (tanto na fase de ativação quanto de contenção), o espaço que foi conseguido vai permanecer depois, mesmo que você não use o aparelho fixo logo em seguida.

  254. Olá, recebi a noticia de que terei de usar esse aparelho no céu da boca e estou preocupada, principalmente com o espeço entre os dentes e a voz. Meu dentista me deu em média 1 semana de uso e gostaria de saber quanto ele vai abrir nesse tempo (espaço nos dentes), e se há chances de não abrir nada ou apenas 1mm… E se a voz muda muito?
    Obs: tenho 16 anos, farei 17 esse ano.
    Obrigado.

    • Vanessa, pra saber quanto o aparelho vai abrir em 1 semana é preciso saber quantas ativações você vai fazer por dia. Por exemplo, 1 volta completa = 4 ativações = 1 mm. Mas também não dá pra fazer as contas assim, porque o espaço que abre entre os dentes geralmente é menor do que o aparelho abre. Sim, há chances de não abrir nada, também. A voz não muda nada… pode atrapalhar um pouquinho na dicção no começo, mas é uma questão de adaptação.

  255. Dra., tudo bem? Eu (finalmente) tirei o aparelho do céu da boca, ficando com o mesmo por aproximadamente 3 meses… por questões financeiras, eu vou ter de tirar o aparelho “normal”… o aparelho do ferrinho nos dentes, tals.. Será que se eu tirar, mesmo tendo ficado com esse aparelho do céu da boca por três meses, eu corro o risco de ter o processo invalidado, isto é, dos meus dentes que foram “expandidos” voltarem à situação inicial? Nem queria tirar o aparelho normal, mas meu medo agora é ter ficado 3 meses com esse aparelho do céu da boca à toa… Resumo: tirar aparelho normal (ferrinho) fará os meus dentes expandidos pelo “aparelho céu da boca” voltarem ao estado inicial antes do uso?
    Obrigado, Dra.

    • Não, Guilherme… o espaço que você ganhou com o uso do disjuntor “é seu”, ninguém mais tira de você ;). Até porque, você ficou usando esse aparelho por alguns meses sem ativar, não é mesmo? Esse tempo serviu, justamente, pra que o resultado obtido com as ativações se estabilizasse. Se um dia você for usar aparelho fixo novamente, o tratamento continuará normalmente.

  256. Olá doutora, tenho 13 anos, coloquei ontem o aparelho no céu da boca para expandi-la, to com medo, dói, as vezes eu não consigo comer e parece sempre que está caindo deve se impressão minha, mas to com medo de ficar com ele, eu queria saber quantos meses vou te que ficar com o aparelho? Estou com medo de ficar com ele, obrigado, por favor me responda.

    • Fernando, não precisa ter medo! A sua idade é excelente pra usar esse tipo de aparelho, que pode beneficiar muito você. Você deve ficar de 3 a 5 meses com esse aparelho, mas a primeira semana é pior… você vai se habituar ao uso, pode ficar tranquilo.

      • Doutora, ele disse que poderia ser 2 a 4 meses no máximo, e eu também estou com uma dúvida, tenho uma namorada, tenho medo de beijar ela e machucar a boca dela ! Tem como beijar ou não ?
        E também meu aparelho é diferente, ele é simples não parece uma aranha, isso significa que não tenho tanto problema ?

        • O aparelho pode atrapalhar um pouquinho, mas não deve machucar nem você nem a sua namorada. Creio que você pode ficar tranquilo quanto a isso. Quanto mais simples o aparelho, menor a chance dele atrapalhar.

  257. Oi doutora, tenho 17 anos, faço 18 agora em junho e faz sete dias que estou com o aparelho e cinco dias que estou ativando porque no sabado e domingo o consultório é fechado, só que até agora nada do dente separar, pra mim claro que é melhor, mas sei que para o tratamento não é nada bom, só que sempre que eu ativo eu sinto um incomodo por mais ou menos uma hora e depois passa, não é nada que eu não possa aguentar. Ativo todos os dias e ele sempre gira duas vezes, não tenho ideia de quanto tempo vou ter que usar, quando pergunto se vou ficar muito tempo ele diz que sim mas não diz especificamente quanto. Pra falar ta sendo horrível, até que melhorei bastante em comparação ao primeiro dia, mas ainda assim está sendo estranho pra mim, outra coisa muito ruim é pra limpar, o meu é do tipo Hass e perco muito tempo escovando e fazendo bochecho, mas sempre fica ainda uma sujeira, isso pode dar mau halito, não é ? Bom, é isso, será que o tratamento está dando certo ?
    Ah adorei o blog, parabéns pelo trabalho.

    • Natalia, na sua idade as chances dos ossos que formam o seu céu da boca se separarem são muito boas. Nem sempre ocorre o espaço entre os dentes, isso não é sinal, necessariamente, de que a disjunção não está ocorrendo. Seu dentista vai avaliar e verificar se tudo está ok, e a partir daí pode dar uma previsão mais específica sobre quanto tempo você vai usar o aparelho. Mas a média costuma ser de 4 ou 5 meses. Sim, caso você não consiga higienizar bem o aparelho, pode dar mau hálito. Por isso, capricha aí! ;)

      • Oii, ontem conversei com o dentista e esta dando tudo certo :D Meu problema agora é que ontem doeu muito quando ativei, até chorei de dor, tive que tomar remédio e passou, hoje não vou ativar, vou deixar para amanhã pra dar um tempo pro meu céu da boca rsrs, tem algum problema ficar um dia sem ativar, na verdade serão três neh, ja que nem no sábado nem domingo eu ativo ? Outra coisa é minha lingua que tá toda cortada, ta insuportável essa sensação, pedi pra minha mãe ir na farmacia ver se tem algum remédio para aliviar isso, ficava passando a lingua no aparelho o tempo todo, devo ter cortado nos ferrinhos que ligam o aparelho a banda, agora nem mexo mais com a lingua, vai ficar quietinha, com certeza aconteceu algo assim com algum paciente seu, o que você indicaria tomar pra passar esse incomodo ?

        • Natalia, algo que pode ajudar é fazer bochechos com Malvatricin, ajuda a cicatrizar as lesões na sua língua.

  258. Doutora, eu aqui de novo…
    Tenho um aparelho no ceu da boca pra ajeitar a mordida, coloquei ele no dia 22/11/2012, agora meus dentes ficam doloridos, quando eu acordo de manhã parece que eu passei a noite forçando mordida neles, e estou sentindo dores de cabeça constantemente…
    Você acha que devo ir ao meu dentista para ele retirar? Contando pela data que coloquei já tem 4 meses!

    • Luiz, pelo seu relato me parece que você pode ter desenvolvido um bruxismo, que é o hábito noturno (no seu caso) de ranger os dentes. Porque a sua descrição de que “parece que eu passei a noite forçando mordida neles, e estou sentindo dores de cabeça” é bem clássica! Não me parece ser algo relacionado ao aparelho de forma direta e pode ser, também, apenas passageiro.

  259. Os meus dentes de cima não são errados, porem parece q os ossos são para frente, ai acabo ficando com a mordida bem pra frente… uso aparelho fixo e ja usei esse disjuntor… com o tempo o aparelho fixo resolve isso ou só cirurgia?
    Meu Deus, da até medo de pensar em cirurgia!

    • Yuri, se o seu problema é ósseo, a solução “perfeita” depende de cirurgia. Mas, dependendo do caso, só com o uso do aparelho fixo pode-se obter resultados muito bons. É comum que o paciente, mesmo com indicação, não queira se submeter a uma cirurgia ortognática. Nesse caso, o dentista pode realizar um tratamento que chamamos de “comprometido”, ou seja, o melhor possível sem cirurgia.

  260. Vou fazer moldagem para o aparelho batente, moldagem de gesso, queria saber se dá ansia de vomito, e se é ruim.

    • Álvaro, depende. Cada caso é um caso, mas geralmente o processo de moldagem é bem simples e rápido. Algumas pessoas têm ânsia sim, mas isso é uma característica particular de cada pessoa.

  261. Doutora, me tire uma duvida, eu uso aparelho ortodontico e uso um aparelho no ceu da boca para ajeitar minha mordida, o dente onde o aparelho do ceu da boca é encaixado dói com clima frio, agua muito gelada, ou alguma coisa quente, ou quando bate, esse dente já foi restaurado, será que vai ser preciso canal ?
    Alem da resina usada na restauração, tem mais o encaixe do aparelho que fica forçando o dente e mais a massa pra colar ele, será que essa dor, essa sensibilidade pode ser essa carga que ele não esta suportando ? Porque no outro dente tambem tem restauração, eh encaixado tambem o aparelho, e não sinto dor alguma!
    Me tire essa duvida por favor, pois ja fui em dentistas e eles me disseram que ta fechado, não veem nada de carie, só que só da pra avaliar quando tirar o aparelho da boca, mas queria que me dissesse isto, pode ser caso de canal, a dor ja esta uns 2 meses !

    • Carlos, a dor pode ter relação com a força exercida sobre o dente, sim. Como é um dente que já é restaurado, a possibilidade de tratamento de canal é real… mas, pela sua descrição, a dor não é espontânea, o que é um bom sinal. É provável que após a remoção do aparelho a dor desapareça.

  262. Doutora, o hirax atrapalha durante uma relação sexual oral?

    • Brayan, nunca tentei ;). Mas considerando a “mecânica” da coisa, creio que pode incomodar um pouco, sim. O importante é que certamente não impede, é só uma questão de ser criativo e se adaptar.

  263. Oii, hoje coloquei um expansor haas, e meu dentista me explicou como expande com a chavinha, mas agora em casa fiquei meio em dúvida. Pra rodar a chavinha eu giro ela em direção à garganta ou pra fora da boca?

    • Laura, é em direção à garganta (de fora para dentro).

      • Obrigada! Eu fiz isso porém eu não sei se fiz certo, fez um barulho mas na hora que fui tirar a chave ficou garrada! :(

        • É meio chato de ativar sozinha mesmo, Laura. Qualquer coisa, procure o seu dentista e peça pra ele dar umas dicas pra facilitar pra você.

  264. Porque meu Dentista disse que esta fechado e com espelho ele não ver nada, e só começou a doer depois de 2 meses que coloquei esse aparelho, já estou com ele tem 4 meses, eu estava com medo que pudesse ser motivo para canal, obrigado.

  265. Doutora, tenho um aparelho no céu da boca que é para ajeitar minha mordida, porém ele é encaixado em dois dentes em cima, creio que você ja sabe quais são, aquelas bem la atrás, e um deles está doendo de vez em quando, as vezes doi com coisas gelada demais, e ele já foi restaurado uma vez, a carga que ele ta aguentando pode ser o motivo da dor, ou pode ser que ele precise de canal ?

    • Luiz, eu apostaria que o motivo é a carga que ele está recebendo, mesmo. Em princípio, não vejo razão para tratamento de canal. Deve ser algo passageiro.

  266. Olá doutora, no fim do mês colocarei o hyrax, e queria saber se depois do periodo de ativação, durante a contenção, poderei colocar o aparelho fixo?

    • Pode sim, Leonardo. Depende do planejamento que o seu dentista / ortodontista fez para o seu caso.

  267. Ola! Meu nome é Daniela, tenho 17 anos, coloquei o expansor palatino há 2 semanas, mas ontem ele soltou as 2 bandas do lado direito quando eu estava almoçando, como a minha dentista so esta nas quartas-feiras no meu bairro não pode me ajudar muito, tive que passar em outro dentista (no mesmo consultório) e ele tirou o aparelho, eu fiquei e estou muito brava porque tenho medo que nao consiga recupera-lo porque eu ja havia começado as ativações, é um processo chato e doloroso que ja estava começando apos uma longa e “chata” espera, agora coloquei de novo aquelas borrachinhas entre os dentes. Minhas dúvidas são: tem como recuperar o aparelho (quando saiu eu não conseguia falar direito e eu acho que mordi um pouco a banda para ela nao sair mais dos dentes)? Será que soltou por descuido meu, sendo que quando foi colocado o lado direito ficou meio estranho porque a banda não cobriu o dente e ficou pegando nos dentes de baixo e ficou muito “cimento” acumulado em baixo, acho que em volta da banda, não ficou o suficiente para ficar preso, ai percebi que quando saiu todo o “cimento” que ficou acumulado em baixo elas começaram a ficar soltas.

    • Daniela, dá pra usar o mesmo aparelho sim, basta encaixá-lo novamente e cimentar. Não creio que tenha soltado por descuido seu, talvez tenha ficado um pouco mal ajustado ou a força que foi colocada sobre ele fez ele soltar. Mas não se preocupe, em princípio basta reinstalar o aparelho e continuar com as ativações, converse com o seu dentista.

  268. Gostaria de compartilhar a minha história com o Hyrax.
    Eu tenho 26 anos. E sofria de dores fortíssimas de cabeça. Eu sentia essa dor como se fosse uma máscara, dóia de trás de minha orelha em direção a face. Eu estava superpreocupada, pois tomava todos os tipos de remédio e a dor não passava. um dia resolvi procurar um clínico geral. Ele mandou eu fazer alguns exames e tratamento com remédio. Nada. Então ele me encaminhou ao Otorrino, ao passo que ele disse: “o seu problema é na arcada dentária, sua mordida é cruzada. Indico a vc procurar um ortodontista”. E lá fui eu. Duvidando que toda aquela dor era caso de ortodonto. E me enganei. O Dentista disse que minha mordida era cruzada e que estava cada vez ficando mais torta. Que eu precisava fazer uma cirurgia de expansão do céu da boca, porque ele achava que o aparelho não faria efeito. Ele me deu duas alternativas: tentar o aparelho ou fazer a cirurgia direto. Eu preferi usar o aparelho. Ele me falou que se em 10 dias não começasse a aparecer o resultado, não adiantava eu ficar tentando. Então, no dia em que foram colocadas as borrachinhas entre os dentes, eu quase pulei de alegria. Aquelas borrachinhas abençoadas fizeram a dor da minha cabeça sumir como em um passe de mágica! Fiquei 4 dias com as borrachas. Foi então moldado o aparelho do céu da boca, onde meu dentista pediu para que fosse muito reforçado e com um desenho um pouco diferentes desse que eu vejo na internet, porque ele disse que devido a força que o aparelho ia colocar devia ser resistente. Mais dois dias de borrachinhas e enfim colocar o aparelho. Coloquei, e meu dentista pediu para que fosse ativado 1 vez de manhã ou a noite. Pediu para me ver em 3 dias. Eu ativava na minha casa, como eles me ensinaram e deram a chave para isso. Depois voltei e meu dentista disse que estava parecendo que ia dar certo. para eu continuar a ativação e voltar depois de 5 dias. Eu confesso que não senti dor em nenhuma ativação. Sentia um pouco de pressão no ouvido, mas era uma sensação até mesmo, gostosa. Porém, lembro que era uma sexta-feira e eu tive dores muito fortes, muito mesmo, no meu “freio” do lábio, no meu nariz e em cima do lábio, dores em que eu estava vendo que teria que ir para o hospital, mas aguentei firme. No sábado eu não sentia mais nada. Na segunda voltei ao dentista e eu estava mostrando a ele meus dentes iguais do bob esponja! Meu dentes abriram em 8 dias (confesso que eu fazia 3 ativaçoes no dia). Ele ficou impressionado. Disse que era muito dificil isso em pessoas da minha idade, disse também que aquela dor que eu tive foi o momento em que realmente “abriu” o céu da boca. Como eu estava superenvergonhada de andar com aquele fresto no dente, eles colocaram o aparelho normal dez dias depois. Eu hoje, estou com esse “espaço” bem fechado. Ainda uso o Hyrax, até abril. Meu dentista disse que eu preciso fazer uns raios-x antes de tirar para se certificar que está contido mesmo. Mas eu quero deixar um recado aqui: Muito obrigada Ortodontistas!!! Hoje eu não tenho mais dores de cabeça, meus dentes estão ficando lindos, estou muito grata, de verdade.

    • Muito obrigada pelo seu testemunho, Aline! Muito legal, principalmente, pela questão da interdisciplinaridade, de demonstrar que é uma questão de diagnosticar corretamente e de tratar com o profissional certo. Fico feliz em saber que tudo está caminhando bem no seu tratamento! Abraço!

      • Doutora!!! Tirei meu aparelho hoje!! Como foi bom sentir o céu da minha boca novamente!!! E para todos aqueles que vão ter que usar, eu deixo um conselho: gente, façam o que seu dentista falar, façam direitinho, eu sei que é chato, principalmente quando ficamos como o “Bob Sponja” (era assim que meu filho falava que eu estava, rss…), mas eles sabem o que estão fazendo. Ficamos engraçados um tempo, o aparelho é chato até acostumar, é chato prá limpar, mas o resultado dele é incrível. Eu fiquei muito satisfeita e se fosse preciso usaria de novo. Ele não é tão ruim assim, só é preciso higiene e comprometimento. Obrigada a todos os profissionais da área odontológica, eu os admiro muito. Depois disso ganharam ainda mais meu respeito e admiração.

        • Obrigada pelo testemunho, Aline! Abraço! :)

  269. Sim dra., justamente essa restauração de amálgama que tenho que fazer são nos dentes de trás ;) muito obrigado mesmo, vc tirou todas as minhas duvidas, e mais uma vez parabéns pelo blog, sempre tô por aqui tirando minhas dúvidas, sucesso!!!!!!

  270. Doutora, queria que você me explicasse o procedimento de restauração de amálgama, tenho muitas duvidas, o que é? É uma técnica simples, quais os beneficios e os maléficios? Desde já agradeço, abraços!

    • Juliana, o amálgama é um material que mistura mercúrio e limalha, a tal da restauração metálica (como as pessoas dizem por aí). Ele é um material muito bom sob vários pontos de vista, principalmente no que se refere aos dentes de trás. Em dentes anteriores não dá pra usar, por causa da questão estética. A técnica é simples: os componentes são misturados na hora do uso e, feito o preparo no dente, o amálgama é aplicado e o dentista tem uns “minutinhos” pra esculpir o dente antes que o material endureça. Como ele não é um material adesivo (diferentemente da resina, que “cola” no dente), o desgaste que é feito no dente precisa ser retentivo, pra segurar a restauração. Mas ele é um material muito bom sim, que tem tem bom vedamento marginal (que até melhora com o tempo) e que, se tudo der certo, nunca precisará ser trocado… apenas polido. Enfim, tudo depende da sua disposição em fazer e da avaliação do seu dentista em indicar. Tem um texto legal sobre o assunto aqui: http://medodedentista.com.br/2011/10/resina-ou-amalgama-o-que-e-melhor.html

  271. Olá Dra. Ana, eu gostaria de tirar algumas dúvidas… Quando eu era mais nova (9 ou 10 anos) eu fui ao dentista e ele explicou que eu tinha o céu da boca pequeno, só que eu usei um aparelho móvel parecido com esse durante quase 2 anos. Mas na escola muita gente ria de mim, falavam que era nojento por se tratar de um aparelho móvel e eu acabei relaxando no uso, até que fiquei alguns dias sem usar e na hora de colocar novamente foi uma dor horrível, mas e a coragem pra falar pra minha mãe que eu não conseguia colocar? Acabou que ela percebeu que eu não estava usando e foi no meu dentista falar que eu larguei o tratamento. Acho que um dos meus motivos de ter desanimado bastante é que já tinha mais de 1 ano que eu usava e não tinha resultado nenhum. Atualmente tenho quase 17 anos, e agora ficam rindo de mim porque o meu dente da frente é torto (de lado, por não ter espaço) e minha mãe se recusa a me levar em um dentista novamente. Estou à procura de um emprego para que eu mesma possa pagar o dentista, mas com a minha idade fica difícil arranjar um. Gostaria de saber se eu vou poder usar esse aparelho ou vai ser necessária uma cirurgia, pois já me falaram que o custo é muito alto e não vou ter como pagar.

    • Julia, aos 17 anos ainda é possível usar esse tipo de aparelho para abrir o céu da boca, e as chances da disjunção dar certo sem necessidade de cirurgia são boas. Eu acho que, antes de qualquer coisa, você precisa procurar um dentista / ortodontista e fazer uma avaliação.

      • Olá Dra. Ana!! Estou vindo aqui só para avisar que segui seu conselho e estou usando o aparelho hyrax ha 1 mês e já estou tendo bons resultados, apesar de ter sérios problemas com higienização. A minha dentista já marcou uma consulta para o dia 7 de dezembro para colocar o aparelho fixo comum, mas estou um pouco chateada porque ela disse que terei de usar os dois aparelhos durante 6 meses e que tenho grande chance de perder os dois dentes frontais superiores, pois perdi grande parte da raiz deles e provavelmente não irão suportar o tratamento. Fazer o que, né? Mas entendo que todo sacrifício necessário será recompensado. Obrigada.

        • Obrigada por voltar pra contar, Julia. Parece que vai tudo caminhando bem, fico aqui na torcida pela continuidade do seu tratamento! Abraço! :)

  272. Ah, outra coisa! Desculpe o incômodo, é que tenho muitas dúvidas!
    O meu aparelho é pra ajudar a “empurrar” dois dentes que tenho no céu da boca, so que a parte que segura-os meio que desceu, é normal?

    • Gleice, depende. Se você acha que o aparelho pode ter “soltado” ou estar mal adaptado, é importante comunicar isso ao seu dentista pra ele verificar.

  273. Em quanto tempo Drª os dentes se fecham com o aparelho fixo? É normal sentir dor de cabeça quando aperta o disjuntor?

    • Gleice, depende do tamanho do espaço que abriu entre os dentes… mas parte do espaço vai se fechar antes mesmo da instalação dos bráquetes do aparelho fixo. O restante pode levar 3, 4, 5 meses. E sim, algumas pessoas relatam dor de cabeça quando ativam o disjuntor.

  274. Olá Dra., sou eu novamente rs, tenho 17 anos e o aparelho hyrax não resolveu muito meu caso, minha dentista disse que precisarei da cirurgia mesmo, não tenho condições de pagar, pois sei que é muito cara, será que tem pelo SUS ou outras formas de conseguir gratuitamente? Obrigada (:

    • Jessica, uma forma de você conseguir fazer a cirurgia de forma gratuita é em cursos de especialização em cirurgia bucomaxilofacial. Procure se informar em faculdades de Odontologia, associações (ABO – Associação Brasileira de Odontologia) e sindicatos. Veja esse texto, pode ajudar: http://medodedentista.com.br/2012/01/dentistas-gratis.html

  275. Olá Doutora, é o seguinte, eu coloquei um aparelho tipo Haas semana passada, só que eu não vou ativar ele em casa, terei que ir toda semana ao consultório para ativar, minha pergunta é a seguinte: este processo é mais lento?

    • Jairo, essa é uma disjunção mais lenta, sim. Mas nem sempre dá pra fazer da forma rápida, depende da avaliação que o seu dentista fez do seu caso.

  276. Olá doutora, tenho que arrancar os pré-molares, eu uso o aparelho fixo normal. Você sabe me dizer quanto tempo mais ou menos vai demorar pra fechar os buracos que vão ficar?

    • Fernanda, varia. Mas geralmente de 6 meses a 1 ano.

  277. Olá, Ana Tokus!
    Eu tenho 15 anos, e meu queixo é fino e um pouco grande, é pra frente.
    O que devo fazer? Se eu usar esse aparelho vai adiantar? Ou devo usar aparelho freio de burro?
    Desde já agradeço!! :)

    • Manuella, a primeira coisa a se fazer é procurar um dentista / ortodontista e fazer uma avaliação. É preciso entender qual realmente é o seu problema pra poder recomendar que tipo de aparelho usar. Pode ser que o seu queixo não seja pra frente, mas que as suas maxilas (a parte de cima) estejam para trás. Já pensou nisso? De qualquer forma, em princípio, não é caso nem pra esse tipo de aparelho nem para o AEB (o “freio de burro”).

  278. Esses aparelhos atrapalham ao beijar?

    • Priscilla, pode atrapalhar um pouco, sim. Mas como eu costumo dizer: nada que muita disposição não resolva. ;)

  279. Dra. Ana, eu tenho desvio de linha média para a direita e um grau de retrognatismo quase imperceptível. Quando mordo, os dentes superiores ficam bem à frente dos de baixo, mas consigo fechar a boca. Minha ortodontista utilizará o pendex para levar os dentes de cima mais para a esquerda, corrigindo parcialmente o desvio (o siso superior esquerdo foi arrancado para dar espaço). Ela disse que se eu fizesse a cirurgia ortognática não precisaria usar aparelho mas, quanto ao desvio de linha média, seria corrigido também? Com o aparelho, fui informada de que meu problema seria minimizado até o possível, ou seja, ainda não poderia ser totalmente resolvido. Gostaria de saber se o que causa a mordida para frente é o retrognatismo, o desvio de linha média ou os dois. Tenho 22 anos. A idade influenciará negativamente nesse tipo de tratamento (pendex), caso não opte pela cirurgia? Agradeço desde já sua atenção! :)

    • Luciana, tudo depende da configuração da sua “mordida”. Em princípio, a cirurgia corrigiria o retrognatismo apenas, não o desvio de linha média. A causa do seu retrognatismo, pelo seu relato, é uma inadequação das bases ósseas… a desvio de linha média é apenas mais um problema oclusal, não tem nada a ver como o retrognatismo em si. Como o pendex é um aparelho ortodôntico e não ortopédico (que altere a parte óssea), sua idade não influencia muito.

  280. Muito pedagógica sua orientação, parabéns! Coloquei um aparelho fixo desses, mas não sei se é o mesmo, já que não percebi essa “chave” ou “parafuso” de aperto. Só sei que tá doendo muito (faz dois dias hoje) e minha lingua parece que ta arrastando um peso de 1 tonelada, além de dificuldade pra falar. PERGUNTO: Vai passar a dor? Vou falar normalmente usando isso? Enfim, dá para se adaptar? Que loucura!

    • Jr, vai passar, sim. Você vai se adaptar aos poucos… não é fácil, mas é possível! :)

      • Dra,
        Espero mesmo que passe. Eu perdi a mordida, so consigo mastigar os alimentos com os dentes da frente, ja que os inferiores tocam no aparelho fixo e evita com que os dentes de trás inferiores toquem os superiores.. Isso é uma tortura… MEU DENTISTA FALOU QUE USARIA DE 6 A 9 MESES.. É ISSO TUDO MESMO, DRA??? SUPLÍCIO!!!!!!!

        • Infelizmente, pode ser tudo isso mesmo, Jr. :(

  281. Olá Doutora,
    Eu tenho 14 anos e coloquei o disjuntor Hass ha pouco tempo, parei de ativar dia 22, hoje fui no dentista e coloquei separadores nos dentes de baixo, pois vou colocar aparelho fixo aqui primeiro. Perguntei pro meu dentista quanto tempo ficarei com o disjuntor e ele disse “Em torno de 5 meses, mas em 1 mês mais ou menos eu vou fechar os dentes que abriram na frente, o diastema”.
    Mas eu não perguntei como ele vai juntar esses dentes de novo, o que ele vai fazer? Tem como colocar aparelho fixo na parte de cima com o aparelho Hass ?
    E eu tenho mordida aberta também, meus dentes da frente não encostam quando mordo, minha língua consegue passar entre os dentes, como consertar isso ?
    Obrigada e desculpe por tantas perguntas, rs !

    • Camila, certamente seu dentista vai instalar o aparelho fixo em cima, também, mesmo que você ainda tenha o disjuntor. Dessa forma é possível fechar o diastema. A mordida aberta provavelmente será fechada mais tarde, numa fase posterior, e geralmente se faz isso com o uso de elásticos que unem a parte de cima e a parte de baixo.

  282. Doutora, tenho mordida cruzada e há cerca de 25 dias coloquei o hyrax, meu dentista mandou ativa-lo 1 vez por dia. Meus dentes da frente sao bem juntos, nesses ultimos 4 dias começaram a se separar, os dois dentes da frente (superior) doem mttt, isso é normal? Vai demorar pra esse diastema se fechar depois? Em media qt tempo? Obrigada. Meus dentes devem estar com 2mm de separação.

    • Certa sensibilidade pode ocorrer, embora não seja muito comum nos dentes. Mas não creio haver motivo pra preocupação. O fechamento do diastema é geralmente algo rápido, que leva de 2 a 4 meses (varia!), e parte do espaço vai se fechar ainda enquanto você estiver usando o Hyrax.

  283. Tenho 16 anos, uso o expansor ha dois meses, e ha duas semanas estou fazendo a ativação duas vezes ao dia. Hoje meu aparelho se soltou dos dentes. Fui ao dentista e tive que regredir no meu tratamento, novamente ao início. Queria saber quão prejudicial esse “desprendimento” do aparelho pode ser.

    • Amanda, pode atrasar um pouquinho… mas certamente o aparelho não voltou ao início… afinal de contas, em 2 semanas ele devia ter aberto bastante. É continuar de onde se parou.

  284. Olá dra., usei o primeiro expansor ano passado, e o outro agora. Tenho 18 anos, mas muito obrigada pela atenção. Graça e paz!

  285. Olá! Eu uso pela segunda vez um expansor maxilar. Na primeira, usei o mcnamara (acho que é isso) e o espaço entre os incisivos foi “bastante”, mas agora que uso o hyrax não teve um espaço tão grande, porém os dentes de trás foram muito empurrados, minha mordida ta toda torta, esquisita, parece que ainda não tem espaço suficiente para o meu dente encavalado descer, e agora? Rs

    • Fernanda, pode ser que no primeiro tratamento a disjunção tenha ocorrido e na segunda, não. Depende da idade que você tinha e que você tem agora. Seu dentista está monitorando a disjunção, não se preocupe, se a mordida estiver torta, ela será corrigida posteriormente. Se não for obtido espaço pra alinhar o seu dente apinhado, pode ser que seja necessário extrair algum outro dente. Vale a avaliação do seu dentista.

  286. Obrigada por me responder, fiquei mais aliviada pela voz! Mas vale a tentativa, torcendo para dar certo! De qualquer forma se não resolver, so com uma cirugia msm?

    • Nesse caso, o melhor resultado só se obtém com cirurgia. Mas mesmo só com o uso do aparelho fixo, geralmente dá pra melhorar bastante.

  287. Olá! Gostaria de tirar algumas dúvidas.. tenho 21 anos e dois dentes nasceram no céu da boca por falta de espaço, bom esses dias tive que colocar o aparelho do céu da boca, ta doendo muito e incomodando qndo falo, minha preocupação é que será msm que irá resolver, ja que tenho 21 anos!? A fala volta ao normal, né? Obrigada desde já! (:

    • Gleice, aos 21 anos é uma tentativa… não há certeza de que vai funcionar. Por outro lado, só tentando pra saber, né?! E sim, a fala vai voltar ao normal. :)

  288. Bom dia, coloquei o extensor palatino fixo, dia 10/01 – os dentes da frente ficaram muito abertos, tem quase um dedo de diferença. Tem um lado do aparelho q se afastou do dente também, como se tivesse descolado. É normal? Giro duas vezes ao dia. Tenho retorno com a dentista dia 10/03.

    Grata
    Luiza

    • Luiza, o aparelho precisa estar bem fixo. Se você percebeu que descolou, seria bom que seu dentista verificasse.

  289. Olá doutora Ana ! Sou eu de novo kkk
    Hj fui fazer manutenção, e lembra q eu disse q minha dentista tinha colocado umas pequenas molinhas pra abrir espaço ? Então… ela tirou as molinhas e colocou tipo um rolinho de ferro na parte dos dentes q são no ceu da boca, só q ela colocou de um lado só. Vc acha q na proxima consulta ela vai por do outro lado tambem ?

    • Deixa eu entender, Laiane… ela tirou as molinhas dos 2 lados e colocou esse “rolinho” de um lado só? Bom , imagino, então, que ele não era necessário do lado que ela não colocou. Mas pra ser sincera, não sei se entendi bem o que seria esse “rolinho”… ;)

      • O ROLINHO É TIPO UM ARAMINHO. VOU LHE ENVIAR UMA FOTO ;)

        • Ok! Fiquei pensando aqui, talvez seja um protetor de arco ou um stop: http://bit.ly/15AMLIU (é isso?)

          • Não, mas é parecido… sabe o cabo do telefone… então, é parecido com aquilo só que menor…

          • Ah Laiane, deve ser uma mola, então! Ela serve pra abrir ou fechar espaço entre 2 dentes. http://bit.ly/134NC53

          • É essa molinha ai mesmo! rsrs obg :)

  290. Oi Dra. Ana,

    Meu nome é Adeleni, tenho uma filha linda de nove anos, ela colocou na terça feira dia 19/02/13 um aparelho que chama hirax no palato pois tem mordida cruzada, pra mim que amo ela demais da conta tá sendo uma tortura movimentar ele com a chavinha, eu até choro de ver ela chorando, ela tem medo de ir na dentista, então a dentista pediu pra eu fazer isso em casa, no dia 20 eu tinha que dar duas voltas no aparelho mas ela chorou tanto que eu não consegui, dei somente uma, gostaria de saber se tem problemas pois a dentista me pediu pra dar duas voltas na chavinha e só dei uma, hj eu falei pra ela que vou dar duas mais tenho dó e medo de doer muito, a dentista falou que terça-feira ja vai travar o aparelho, o que fazer pra não machucar ela??? E sorvete alivia a dor??? Me responda por favor, é o coração de uma mãe desesperada que pede uma ajudinha!!!
    Bjs e muito obrigada!!!!

    • Adeleni, eu sou mãe de um menininho de 3 anos e fiquei desesperada junto com você imaginando a situação… :(

      Eu acho que, se você não tem segurança pra dar as duas voltas recomendadas pela dentista, melhor não dar. Na terça-feira, o dia previsto pra travar o aparelho, a dentista vai reavaliar e, se preciso, vai recomendar que você continue ativando por alguns dias. Depois do aparelho travado, o desconforto vai diminuir bastante. Não sei se o sorvete alivia a dor de forma direta (até pode ajudar), mas a combinação sorvete/criança é bem interessante… não custa nada um “agradinho” depois de todo o sofrimento, não é mesmo? Fico aqui torcendo.

  291. Dra. Ana, tenho 22 anos e colocarei um aparelho no céu da boca, que a minha ortodontista denominou “pendex”. Meus dentes de cima ficam muito para frente dos dentes inferiores quando eu mordo e meu queixo é um pouquinho para trás, bem pouquinho. Também a minha arcada superior é um pouco inclinada para a direita, deixando o sorriso meio “torto”. Como vê, são dois problemas que necessitam de correção. Minha ortodontista sugeriu que eu arrancasse o dente siso superior do lado esquerdo, para que, com a utilização do “pendex”, os dentes voltassem à posição correta com a ativação apenas no lado esquerdo. Achei estranho, pois seria como se o último dente fosse ocupar o lugar do siso. Pode isso? Não prejudicaria em algum aspecto? Gostaria da sua opinião a respeito do meu caso e do tratamento que foi sugerido por minha ortodontista. Grata pela atenção!

    • Luciana, o pendex é um aparelho utilizado para distalizar molares, ou seja, colocá-los mais para trás de forma a encaixar a mordida do jeito certo. O que a sua ortodontista propôs faz sentido já que, pela sua descrição, você tem um desvio de linha média para a direita. Trazendo o lado esquerdo mais para trás, ganha-se espaço para centralizar a linha média. E sim, você tem razão, seria como se esse dente fosse ficar no lugar do siso.

  292. Olá Dra. Ana, parabéns pelo blog. Eu já usei aparelhos ortodônticos ha 20 anos, para corrigir a mordida cruzada. Hoje tenho 37 anos e iniciei um novo tratamento pelo mesmo problema. O aparelho que estou usando é um disjuntor (acho que é modelo Haas, com revestimento em acrílico), com 1 ativação em dias intercalados (dia sim, dia não). O ortodontista disse que este procedimento não irá promover a ruptura da sutura palatina e sim, remodelar a arcada dentária superior. Gostaria de saber se este procedimento realmente tem chances de dar certo. Muito obrigado!

    • Alexandre, realmente, na sua idade a chance de rompimento da sutura é baixíssima. Mas sim, você pode obter bons resultados “remodelando” o arco dentário superior, deixando num formato mais favorável. Eu acho que, se você está disposto a tentar (e está, pois já usa o aparelho), vale a pena.

  293. Oi Ana,
    Eu coloquei disjuntor ontem e eu estou tendo um pouco de dificuldade para comer e engolir a comida. E também uma salivação intensa depois de colocar esse aparelho…
    Queria saber se é comum isso e quantos dias em média demora para passar esse desconforto.

    • Lucas, esses são relatos comuns de quem usa disjuntor. Você deve levar de 1 a 2 semanas pra se habituar ao uso.

  294. Ola, sou Beatriz, tenho 17 anos.
    Bom, e preciso de ajuda, coloquei o hirax em 19 de dezembro e meu dentista pediu pra eu apertar 2x pela manha e 2x pela noite durante 2 semanas, senti muita dor no terceiro dia, liguei pra la e falei com outro dentista porque ele estava viajando e este dentista falou pra eu apertar só por 1 semana e que eu podia tomar algum medicamento pra dor. Apertei certo durante 6 a 7 dias e depois apertei 1 ou 2 vezes no dia, porque ainda sentia muita dor e comecei a perceber uma diferença enorme na minha boca, o lado que era certo (esquerdo) estava tão afastado que com minha boca fechada dava pra aparecer o dente e o lado (direito) se afastou, afastou um pouquinho de nada. Bom acontece que ele entrou de recesso e só consegui ir lá dia 11 de janeiro, ele olhou pra mim e disse que tava bom, nao precisava mas apertar, mas nao me falou nada do meu lado esquerdo que ta muito afastado, quase nem pega nos dentes de baixo e agora tenho duvidas se vou ficar com meu dente pior do que ja tava. (há esqueci de falar, ele colocou uma massa no meu dente da frente por que o aparelho ficou caindo isso me incomoda ate hoje e nao tenho como escovar esse dente porque tomou o dente todo nem o vejo mais). Me ajuda, não sei o que fazer, procuro outro dentista ?? Meu dente vai ficar ruim por falta da higienização ?? E meu lado esquerdo vai ficar assim ?? E o lado direito que era pra corrigir e nem era muito?? To com muito medo do que pode acontecer. Me ajuda por favor. Obrigada!

    • Beatriz, certamente essa diferença que ficou será corrigida com o aparelho fixo. Como a sua mordida cruzada era de um lado só, é natural que nesse lado agora fique certo e, no que estava certo, os dentes tenham passado um pouco do ponto (já que o Hyrax abre igualmente dos dois lados). Creio que você não precisa se preocupar, até porque o seu dentista já viu que está assim e não chamou atenção para o fato (porque ele sabe que isso será corrigido). Quanto à “massa” que você diz ter no dente da frente, não sei se entendi bem do que se trata… mas se está prejudicando sua higienização, alerte seu dentista quanto a isso e pergunte se não é possível remover.

      • Muito Obrigada! Sua ajuda foi muito importante, estou mais tranquila! Atenciosamente Beatriz.

  295. Oi, comecei a usar o hirax em dezembro, eu sempre abria uma vez sim e uma vez nao todos os dias como o dentista mandou, mas a partir do meio de janeiro comecei a abrir 3 vezes seguidas um dia sim e um dia nao, dai vi que ja tava muito aberto, parei de abrir o aparelho, e meu aparelho ta tronxo, o hirax ele esta virado, e um lado da mordida esta certo e o outro lado esta muito pra fora, meu dente ta quase virado, e agora? Sera que vão ter que colocar outro aparelho pra poder fechar? E eu uso o aparelho de tijolinho também.

    • Késia, se o seu dentista orientou você pra ativar o Hyrax dessa forma, não vejo problema. Mesmo que agora a sua mordida pareça mais torta que antes, o aparelho fixo vai corrigir isso.

  296. Ola Dra, num sei se vc lembra de mim, mas falei q eu iria voltar pra dar noticias sobre o aparelho, bom apos a minha dentista ver a minha documentação ortodôntica, ela me deu um outro diagnóstico, (graças a Deus, Obrigada Pai) ^^, ela falou q TALVEZ soh com o aparelho fixo ela consiga consertar as minhas mordidas cruzadas, coloquei o aparelho dia 02/02, daqui a 4 meses ela vai conseguir me dar um posição se vai conseguir consertar as minhas mordidas cruzadas soh com o aparelho fixo, ou se terei que usar o aparelho no ceu da boca. Mas se Deus quiser e ele quer, com certeza vai funcionar soh com o aparelho fixo, fiquei feliz, soh de pensar em fazer a cirurgia eu fico em panico, mas agradeço ao meu Deus, tenho certeza q vai da td certo soh com o fixo msm. O segredo eh entregar td mas maos de Deus, e deixar que ele cuide de tudo, não percam a fé! hehe… Daqui a 4 meses eu falo se vai funcionar td certinho… hehe Obrigada Dra… Bjinhux *-*