O Aparelho no Céu da Boca

Chamam-no por um monte de nomes: expansor, disjuntor ou “o aparelho que vai no céu da boca”. A questão é: pra que é que serve esse instrumento de tortura chinesa aparelho?

O disjuntor palatino (o termo correto) serve para separar os dois ossos que formam o céu da boca (as maxilas). Fazendo isso, é possível descruzar os dentes e aumentar o perímetro do arco dentário superior. Hã? Agora em português: a gente conserta a mordida e ganha espaço para todos os dentes se alinharem.

Disjuntor do tipo Haas

Já usei a analogia da tampa e da panela aqui no blog, e não consigo pensar em outra tão boa quanto. A mordida cruzada acontece quando os dentes de cima mordem por dentro dos de baixo, ou seja: a tampa é menor do que a panela. Pra fazer a tampa caber na panela, as opções são: comprar uma tampa maior, comprar uma panela menor ou dar um jeito de fazer a tampa caber na panela que você tem. É isso que o disjuntor palatino faz. Veja:


Ou assista aqui: http://youtu.be/hYey4R5dte0

Os disjuntores palatinos mais comuns são o do tipo Haas (dento-muco-suportado, o que ilustra este post) e do tipo Hyrax (dento-suportado). Ambos fazem a mesma movimentação, porém o Hyrax se apoia apenas nos dentes e o Haas se apoia também no palato, o que dá um melhor suporte. Porém, o Haas é bem mais chato de limpar e muitas vezes causa feridas no céu da boca causadas pela pressão local e pela presença constante de resíduos alimentares (quando não é bem higienizado).

Doi? Não. Ou, pelo menos, os relatos de dor relacionados à disjunção em si são pouco frequentes. Alguns pacientes dizem sentir o céu da boca formigando.

Para instalar o disjuntor (qualquer um deles)  é preciso colocar separadores nos dentes que serão bandados (vão receber os anéis metálicos) com pelo menos 2 dias de antecedência. Então é feita uma moldagem e o modelo em gesso vai para um laboratório, onde é confeccionado o aparelho. Quando ele fica pronto, é só marcar o dia da instalação.

O aparelho é fixo, ou seja,  não será removido pelo tempo determinado pelo seu dentista. Ele possui um parafuso bem no meio dele que serve para abri-lo e, consequentemente, separar os ossos do céu da boca. A disjunção pode ser lenta ou rápida, dependendo do caso, mas geralmente é dada uma volta completa no parafuso por dia (2 ativações de manhã e 2 ativações à tarde – cada ativação corresponde a 1/4 de volta) usando-se uma pequena chave. O período de ativação pode levar 1 ou 2 semanas. Quem faz essa ativação é o seu dentista, embora em alguma situação especial a mesma pode ser feita em casa pelo próprio paciente ou responsável. Terminada a ativação, o aparelho continua instalado por cerca de 3 ou 4 meses ainda, sem ativação, para garantir o resultado alcançado (período de contenção). Entenda como acontece a disjunção em nível ósseo:


Ou assista aqui: http://youtu.be/q5QwzQT5w_s

O maior sinal de que a disjunção deu certo é os dentes da frente começarem a se separar, causando um diastema. Esse espaço tende a se fechar sozinho, durante o período de contenção. Quanto mais velhos ficamos, mais difícil é fazer a disjunção palatina. Por isso, esse tipo de aparelho é mais usado em pacientes até 18 anos. Mas pode ser usado sim em adultos, dependendo da avaliação do seu ortodontista. Crianças ainda com dentes de leite ou já na dentição mista (com dentes de leite + permanentes) também podem usar, e o resultado costuma ser muito bom.

Pra saber se você precisa usar um disjuntor palatino, não adianta perguntar na Internet, é necessário fazer alguns exames, até porque nem toda mordida cruzada é resolvida assim. Procure um dentista / ortodontista e faça uma avaliação. ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

No Plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e administradora da OdontoPédia. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista Veja todos os posts de Ana Tokus
Postado em: Ortodontia | Marcadores: , ,

1541

  1. Ativar Disjuntor palatino de filho, convenhamos, é muito chato!
    Mesmo para mãe dentista :(
    Mas eu fiz direitinho :)

    • “Ativar o disjustor palatino do filho, convenhamos, é muito chato”. O que significa isso?????

      • Maria Eduarda, “ativar o disjuntor palatino” significa dar aquelas voltinhas para o “aparelho no céu da boca” abrir e separar os ossos. E a Celia acha isso muito chato… :)

        • Uma curiosidade, as voltas são 2: uma pela manhã e outra pela noite. Minha dúvida é se são feitas as ativações da frente pra trás (pela manhã) e depois o inverso (a noite); ou ambas tende ser feitas para uma única direção. Grata.

          • Valéria, é sempre na mesma direção, da frente para trás.

          • Ola, coloquei esse aparelho no céu da boca tem dois dias… e irei ficar com ele 15 dias e toda manhã eu vou ativar ele… só q eu tenho uma duvida… a dentista falou q tem q girar pra trás! Ai eu encaixo na bolinha e giro pro sentido da guela ? Ou giro pro sentido da parte do lado de fora da boca ? Esperando sua resposta, abraço.

          • Em direção à garganta, Wesley. Dica: amarre a chavinha num fio dental e a outra ponta no seu dedo, pra não correr perigo de engoli-la.

        • Ana, coloquei o aparelho disjuntor hass hoje e sinceramente é horrivel pra falar, to falando igual uma maluca rsrs é muito desconfortavel, minha dentista disse que vou ativar ele durante 1 mês e que vou voltar durante esse periodo de 7 em 7 dias, por enquanto ainda não senti dores :) mas a minha dúvida é se conforme vou ativando ele e ele for expandindo vai melhorar pra eu falar ou não?

          • Isabela, pode ser, já que a abertura do disjuntor cria um espaço (onde antes estava fechado pelo próprio aparelho) no qual a sua língua terá mais “liberdade”, digamos assim. ;)

    • Olá… gostaria que me desse uma luz… kkk
      Tenho 22 anos e estou usando o hyrax ha uma semana… nos 2 primeiros dias, ativava 3 vezes por dia e agora minha dentista pediu para ativar 2 vezes somente. Tenho mordida cruzada unilateral, no lado direito e pelo que vejo no espelho, o hyrax não tem resolvido muito… deu uma leve descruzada. Já no lado esquerdo onde meus dentes eram certos, percebi que a arcada se movimentou para frente, e no lado direito onde é o problema, quase nada aconteceu… Minha mordida está toda torta pelo que vejo. Será que o hyrax movimentou o lado errado? Acho que estou ativando certo… tenho medo de estar piorando o problema. Por favor… me dê sua orientação. =/

      • Josi, em alguns momentos durante o tratamento ortodôntico o aparelho parece “entortar mais” os dentes, mesmo. A sensação de que o problema está pior é real, sim. Mas isso é algo comum quando se usa aparelho, às vezes é preciso “estragar” algum posicionamento dentário que parece certo pra corrigir a mordida como um todo. Enfim, não se preocupe se isso parece estar acontecendo… está tudo dentro do plano de tratamento que a sua dentista imaginou e vai ser corrigido ao longo do tempo.

    • Olaa, uso aparelho há 3 anos, e minha dentista marcou um procedimento chamado batente em resina. O que seria isso?

      • Cinty, o “batente” ou “levante” é um anteparo que se usa pra manter a mordida do paciente aberta. Costuma ser usado quando a pessoa tem mordida profunda, pra que seja possível colar os bráquetes nos dentes de baixo (sem isso, o paciente morderia sobre os bráquetes e quebraria o aparelho). No seu caso, o levante usado deve consistir em 2 bolinhas de resina (do mesmo tipo que se usa pra fazer restauração) que sua dentista vai colocar em 2 dentes de trás.

  2. Ai coloquei esse aparelho ontem e queria saber se vcs sbm se eu vou ficar com os dentes muito tempo separados?

    • Julia, o espaço entre os dentes costuma fechar durante o tempo em que você vai ficar sem ativar o aparelho, ou seja, uns 3 ou 4 meses. Passa voando. ;)

      • Meu DEUS… eu uso o hirax, e tenho 22 anos, faz duas semanas, e quando fui ativar hj deu um estralo, percebi que o lado esquerdo soltou…. mas agora olhando direito.. foi o meu dente aonde o anel esta fixado, e horrivel… to com medo de mexer, pois caiu uns pedacinhos.. e se ele tiver quebrado todo… so posso passar amanha… o que faço?

        • Daniele, esse dente tem uma restauração grande ou algo assim? Porque é improvável que o dente se quebre com a ativação do aparelho. De qualquer forma, apenas mantenha o local bem limpo até que o seu dentista possa verificar e explicar pra você o que aconteceu.

          • Meu dente é perfeito, não tem nenhuma restauração, mas com o estralo que deu logo apos a ativação do hyrax, eu achei que tinha quebrado o aparelho, mas depois eu vi que o dente tava solto dentro do anel, teve uns pedacinhos que caiu, e to com medo de ter quebrado mais, será que vo perder meu dente? E isso fica caro pra arrumar? Não foi culpa minha, fiz o que a dentista mandou.

          • Então é mais improvável ainda que o dente tenha tenha quebrado, Daniele… possivelmente esses “pedacinhos” são do cimento que estava fixando o aparelho ao dente, e não do dente propriamente dito. Se for isso, é só colar o aparelho de volta, sem custo pra você. Ou seja: seu dentista precisa avaliar.

          • Muito obrigada, doutora. To mais aliviada. Vou passar só de tardezinha no dentista, mas pelo menos meu medo foi embora, agora é só esperar. Mas brigada, adorei seu trabalho.

            Ah, e uma curiosidade, será que o hyrax, na minha idade, 22 anos, vai funcionar? Tenho mordida cruzada posterior do lado esquerdo. Mas e se não funcionar, tem outra solução? Qual? Brigada…

          • Fico feliz em ajudar, Daniele. Na sua idade não há certeza, mas muitas vezes funciona, sim. Se não funcionar a disjunção em si (os ossos do seu céu da boca não se separarem), ainda assim se ganhar espaço com a inclinação dos dentes… e talvez essa inclinação já seja suficiente para descruzar a sua mordida. Senão, só com cirurgia, mesmo.

          • Bom dia, doutora, lá vou eu de novo pro dentista, é normal o aparelho hyrax ter descolado de novo? Acordei de noite com ele solto na boca, já vai ser a segunda vez que ele solta, e percebi que quando fui lá a primeira vez colar ele, a dentista voltou algumas voltas, e foram essas voltas que eu dei de novo e ele descolou um lado, ai de noite ele descolou tudo. Isso é normal? To achando que meu dente é forte e não quer sair do lugar, ai o aparelho abre e o dente não se desloca ai ele sai? Será que é isso? Aguardo sua opinião.

          • Normal é não descolar nunca, mas certas situações pode levar a isso. Eu acho que você tem razão, o aparelho está encontrando resistência além do normal pra fazer o trabalho dele, então é “mais fácil” soltar. Seria bom sua dentista reavaliar, pode ser que não se obtenha um resultado efetivo, no seu caso, com o uso desse tipo de aparelho.

          • Muito obrigada mesmo doutora, seu trabalho é excelente, e suas respostas são extremamente satisfatorias e explicativas. Vou mais tarde no dentista e vou falar pra ela essa minha conclusão, ai veremos o que fazer. Mas percebi que meus dentes se inclinaram um pouco, só que como eu já havia dito, acho que o aparelho já chegou ao seu extremo, mais que isso improvavel. Mas muito obrigada.

          • ;)

          • Oi. Uma opinião a mais sempre é muito bom. Minha filha de 9 anos está usando hirax já tem três meses, e pela quarta vez se desprendeu, é o cimento que não resiste? Ela sente muita dor toda vez que faz nova recolagem, inicialmente as ativações seriam por 15 dias, mas por ter se soltado todo mês a dentista pede que sejam ativados mais um pouco, isso aumenta o tempo de sensibilidade dos dentes, o desconforto é grande, terá que usar ainda por mais 3 meses, se tiver que continuar com as ativações do aparelho será terrível. Se não quiser continuar com aparelho poderá ocorrer algum problema?

          • Roseli, se o aparelho for removido antes de cumprir o seu papel, o tratamento fica comprometido. Não sei exatamente o motivo pelo qual sua filha usa o Hyrax, mas se sua filha não usá-lo pelo tempo planejado com relação a ativações e contenção (sem ativá-lo, apenas pra estabilizar o resultado obtido), o plano de tratamento deve mudar radicalmente. Aí é questão de conversar com a dentista pra ver quais seriam as possibilidades sem o Hyrax… ou “aguentar firme” até o final.

    • OLA SOU A DANIELA TENHO 17 ANOS, ONTEM COLOQUEI OS SEPARADORES NAO DOEU “MUITO”, SO QUE HOJE DE MANHA EU NAO AGUENTEI MASTIGAR, DOEU MUIIITOOOO, FUTURAMENTE COLOCAREI O DISJUNTOR PALATINO. A MINHA DUVIDA E SE COM A MINHA IDADE HAVERA EFICACIA NO TRATAMENTO, POIS A MINHA DENTISTA NAO ME DEU CERTEZA DE NADA, MEU MEDO E DE TODO O TRATAMENTO SER EM VAO, TENHO MORDIDA CRUZADA E O CEU DA MINHA BOCA E MUITO ESTREITO, PORTANTO A ARCADA DE BAIXO PEGA NA DE CIMA, O QUE DEVERIA SER O CONTRARIO, NAO E UMA QUESTAO SO ESTETICA MAS FUNCIONAL, TAMBEM PORQUE SINTO DORES DE CABEÇA.

      • Daniela, realmente, na sua idade, não há certeza de que a disjunção vá acontecer… mas as chances são boas. De qualquer forma, não seria em vão… é uma tentativa válida, mesmo se os ossos que formam o seu céu da boca não se separarem, é possível ganhar algum espaço (e talvez até descruzar a mordida) com a inclinação dos dentes para fora.

  3. Olá,
    Eu estou usando o disjuntor palatino hirax, desde hoje de manha, e o dentista pediu para ativa- lo 2 vezes ao dia, so que eu esqueci como ativar, ja tentei ativa- lo so rodando a chavinha mas nao senti nada, e ele disse que ia doer quando eu ativasse, eu nao sei se preciso puxar com a chavinha ou se tenho so que rodar ela, por favor me ajude!

    • Priscila, é sempre melhor entrar em contato com o seu dentista nesses casos. Mas geralmente é assim: amarre a chavinha num fio dental e a outra ponta no seu dedo (isso é pra não engolir a chave por acidente). Aí você encaixa ela no buraquinho do aparelho e faz uma movimento em direção á sua garganta, até travar, exatamente como aparece nos vídeo deste post). Não é pra rodar a chave no próprio eixo, é pra rodar o parafuso do aparelho.

  4. Já tenho esse aparelho a uns 3 a 4 meses, é ontem eu fiz a manutenção e hj o anel do lado direito do meu aparelho tá saindo, sei la ta folgado o que e faço espero o dia da minha outra manutenção ou vou logo no dentista?

    • Cláudia, melhor procurar o seu dentista. Até porque, isso pode começar a machucar você.

  5. Ola ,
    Estava usando um disjuntor tipo Hass, mas ele acabou me machucando muito, primeiro a dentista mandou eu parar de apertar por 2 dias e adiantou minha consulta, no dia ela afroxou, e disse que estava meio vermelho e mandou eu bochechar com Malvatricin, e me marcou para a proxima quinta, disse que se machucasse no fim de semana ela tiraria, bastava ligar, na sexta eu liguei reclamando de dor, ela mandou eu tomar Paracetamol, tomei mas não adiantou. No fim de semana ela sumiu, doeu ao ponto de eu ter que ir para o pronto-socorro, tomei uma injeção para dor e voltei para casa na noite de sabado, domingo a mesma coisa. Na segunda ela retira o aparelho e me diz que agora eu tenho uma nova tatuagem, o lado direito onde o aparelho estava esta com um buraco meio amarelo, ela me mandou bochechar com agua oxigenada e voltar a tomar o Paracetamol.
    Não sei o que fazer, minha boca ainda doi, ela não me responde as ligaçoes e sempre repete para eu continuar que vai sarar, isso é normal? Como devo proceder com esta ferida por pressão?

    • Larissa, se o aparelho já foi removido, o que causava a ferida já não está mais presente. Portanto, a tendência é cicatrizar normalmente. Você não me disse a sua idade, mas em pacientes que já passaram da fase de crescimento é comum o disjuntor não conseguir abrir o céu da boca. Nesse caso, o aparelho faz pressão na mucosa e há uma diminuição do fluxo sanguíneo na região, o que pode causar um início de necrose, a tal ferida feia. Agora, é preciso aguardar a resposta do seu organismo.

      • Eu tenho 22 anos, mas eu gostaria de uma segundo opinião, pois nunca tive cáries, ela me elogiou quando fui arrancar o siso, agora tenho sensibilidade e minha gengiva no canino esta inchada e vermelha, tenho medo que isso se espalhe ou perca algum dente.

        • É preciso avaliar o motivo desse inchaço na gengiva, mas se você é uma pessoa que cuida bem da sua higienização, acredito que deva ser uma pequena gengivite transitória, creio que você não precisa se preocupar com a possibilidade de perder esse dente. Aos 22 anos você já passou da melhor idade para fazer a disjunção palatina (a “fase de crescimento”), provavelmente por isso o insucesso do uso do disjuntor.

  6. Tenho 16 anos, atualmente tô com os separadores e em breve cou colocar esse aparelho. Tô com medo de não dar certo comigo e machucar, tem algum perigo? E os dentes da frente vão ficar muuuuito espaçados?
    Ah, e adorei a reportagem, esclareceu muitas dúvidas minhas. :D

    • Ah, e eu vou colocar o aparelho fixo normal ao mesmo tempo que o do céu da boca ou só 4 meses depois?

      • Só depois que você remover o disjuntor. Isso porque, se você usasse o fixo junto, ele não permitiria a ação do disjuntor, que é de abrir o céu da boca.

    • Isadora, na sua idade o resultado e a eficiência do uso do disjuntor é uma incógnita… porque o ideal é usar esse aparelho quando se é mais jovem. Mas vale a tentativa. O espaçamento dos dentes da frente depende de quanto o seu dentista vai abri-lo… mas esse espaço costuma se fechar ainda durante a fase de contenção, ou seja, em 3 ou 4 meses.

      E que bom que o post pode ajudar. :)

  7. Olá, tenho 22 anos e estou fazendo o teste para ver se o disjuntor dará certo.
    Estou sofrendo muito com isso na boca, o alimento prende e é muito complicado de limpar, uso o modelo Hass.
    Vou fazer o teste por uma semana, caso nao tenha algum resultado irei remover pois, nao estou muito
    afim de fazer a cirurgia.

    Minha mordida cruzada é bem pouca, terei algum problema futuro se o problema nao for resolvido?

    • Diego, se seu dentista acha que vale a pena tentar, vamos lá.

      Você não terá necessariamente problemas futuros se não corrigir a mordida cruzada, porém esse tipo de má-oclusão pode sim causar dores musculares, desgastes não desejados nos dentes, etc.. Mas, é claro, estou sendo pessimista. :)

  8. Como eu havia dito estou fazendo o teste para ver se o tratamento com o Hass dará certo comigo.
    Fui no dentista depois de 3 dias com o aparelho e ele disse que está funcionando.

    Na sexta percebi que na hr de ativar sinto uma dor nos dentes é normal?

    • Diego, certo desconforto é esperado, já que é exercida uma força para que os dentes se movimentem e o céu da boca abra. Se você achar que essa dor é muito forte ou anormal, entre em contato com o seu dentista e relate esses sintomas. Mas fico feliz por estar dando certo. :)

  9. Olá tenho 22 anos, e desde os 10 a minha dentista disse que teria que usar este aparelho, porém nunca dei nenhuma importancia para isso, só que agora estou percebendo a necessidade pois o meu maxilar está visivelmente torto. Fui na dentista para colocar o aparelho a mesma me informou que agora provavelmente o aparelho não resolva mais o meu problema somente com cirurgia. Este processo é muito doloroso? Como funciona?

    • Gabryella, é verdade. O resultado do uso do disjuntor é muito mais efetivo durante a fase de crescimento. Isso porque a sutura que une os 2 ossos que formam o céu da boca ainda não “colou” por completo, o que facilita muito para abri-lo. Agora, na sua idade, a sutura precisa ser “descolada” cirurgicamente… o resto do processo de disjunção é igual, com o aparelho. Como toda cirurgia, o pós-operatório pode ser chatinho sim… mas passa. ;)

  10. Olá gostaria de saber se qdo comeca a abrir com o disjuntor tem que parar com a chavinha, a dentista do meu filho nao me respondeu, estou preocupada pois nao sei se deixo sem mexer ate ela me dar uma resposta nao, consigo falar com ela, ele colocou na terça feira e hj ja comecou a abrir espaço entre os dentes.

    • Vera, o tipo de disjunção varia. Pode ser feita de forma rápida ou de forma lenta, depende do plano de tratamento. Eu acho que, se você não tem certeza se deve continuar, o melhor é aguardar que você consiga falar com a dentista do seu filho.

  11. Por favor, me ajuda! Tenho 16 anos e estou apavorada com o fato de ter que usar o Haas, de uma certa forma a médica também nao me ajuda, acaba fazendo pouco caso com o que sinto. Tenho uma mordida cruzada acentuada, o céu da boca é bem estreito. Sábado coloquei os espaçadores e tirei na segunda, só Deus sabe o que passei, ela só me recomendou dipirona, o que nao adiantou nada, foram dois dias sem dormir, sem comer, só chorando, com minha mae dizendo que era frescura minha ainda. Eu achando que ela ia colocar as bandas já, ela disse que era só pra tirar o molde, que mês que vem teria que passar por tudo isso denovo. To assustada com a dor que vou ter que passar, como vai ser pra comer, o espaço que ficará nos meus dentes, como ficará minha voz, até porque trabalho com atendimento a clientes, to com medo de ser zoada, de chorar por 5 meses de dor, de incomodo e ninguém poder me ajudar. Me ajuda, me tranquiliza, estou realmente inquieta, sem saber o que fazer!

    • Bruna… CALMA.

      Não sei se isso ajuda você, mas eu não faço pouco caso da sua dor. Pra alguns pacientes a experiência de usar os separadores é bem chata mesmo. Eu usei e sei que doi, por isso é essencial tomar um analgésico. Quando o analgésico não dá conta do recado, é preciso trocar. Peça à sua dentista que mude, ser for o caso. Não dá pra colocar as bandas já porque elas estarão fixas no Haas. E para elas entrarem, os dentes terão que ser separados novamente mesmo.

      A disjunção em si não doi, você não vai sentir dor por vários meses, fique tranquila. A higienização requer certa disciplina e acredito que você poderá se expressar (falar) se não normalmente, muito próximo disso. Abrirá um espaço entre os seus dentes, mas ele será fechado em seguida, o que acontece geralmente ainda na fase de contenção do aparelho (quando ele não é mais ativado).

      Respire fundo e procure ficar calma. Vai passar rapidão, prometo. :)

      • Dra, dá pra saber em média a quantidade de mm que ficarão ? Serão 7 dias ativando, 1/4 por vez, 2 vezes ao dia. Já sou complexada demais, por conta de como sou, agora com esses espaços nos dentes, voz de palotino, pior ainda =/

        Obrigada pelo esclarecimento!

        • Cada volta completa do parafuso equivale a 1 mm. Pela sua descrição, seu aparelho será ativado 1/2 volta por dia. Em uma semana, serão 3,5 mm, então. Mas esse espaço fecha rápido, ok? E provavelmente o diastema (o espaço entre os dentes) será menor que os 3,5 mm, pois esse é o espaço que ficará entre os ossos apenas.

          • Vim falar sobre o resultado final, no planejamento foi anexado mais ativações. Antes estava planejado 7 dias, 1/2 volta por dia. No fim foram 9 dias, 1 volta completa no primeiro dia e 1/2 nos seguintes. 5 mm não foram suficientes e no fim dessas ativações nao tinha aberto nenhum diastema, então tivemos mais 8 dias de ativações, 1 volta completa no primeiro e 1/2 nos seguintes. Ao todo foram 10 voltas completas, com um diastema de 2 ou 3 mm, descruzou a mordida, então valeu a pena. Vamos aguardar nas proximas semanas fechar o diastema, *-*

  12. Boa noite,
    Olá drª, tenho mordida cruzada, e segundo a opinião da minha dentista não demorará muito tempo a ser resolvida com o uso do aparelho fixo. Ainda estou a pensar se coloco o aparelho ou não, tenho medo de não o aguentar por causa das dores. Pelo que vi no blog há pessoas que com o mesmo problema (mordida cruzada) colocam um disjuntor e segundo o que a minha dentista me falou o que eu vou colocar, caso queira, é um aparelho daqueles fixos, os mais usados. O que queria saber é se com a minha idade (28 anos) ainda posso fazer o tratamento com sucesso e se para corrigir a mordida cruzada é normal usarem o aparelho fixo e quanto tempo mais ou menos demora esse tratamento (sei que depende muito de caso para caso, mas diga-me mais ou menos). Gostaria também de saber se vai haver alguma alteração na face. Muitas vezes ao bocejar, mastigar a minha articulação estala, gostaria de saber se após a correcção esse estalida desaparece e gostaria também de saber neste tipo de tratamento o que vai rodar é o osso ou os dentes? Se são os dentes que se movimentam como é que o problema fica resolvido?
    Agradeço a sua resposta

    • Lídia, sim, na sua idade ainda é possível corrigir mordida cruzada, principalmente se ele não for muito grave e tiver origem dentária apenas. Quando o problema é ósseo também, a coisa complica um pouco, mas pelo seu relato (considerando que a sua dentista sugeriu apenas o uso do aparelho fixo) não deve ser o caso. O uso de disjuntor, na sua idade, não costuma ser muito efetivo mesmo.

      Quanto ao tempo de tratamento, infelizmente não tenho como sugerir nada sem examinar você. Qualquer coisa que eu dissesse seria “chute”. Se não houver extrações dentárias, não deve have também alterações faciais importantes. O estalido não tem a ver necessariamente com o problema de mordida, portanto é provável que ele não desapareça. Mas estalidos, se não acompanhados de dor, são bastante comuns e não precisam de tratamento necessariamente.

      São seus dentes que serão movimentados com o uso do aparelho fixo. É possível estimular crescimento ósseo também, mas aí se usam aparelhos ortopédicos, e creio que eles não se apliquem ao seu caso. Se o problema é exclusivamente dentário, basta movimentar dentes para resolvê-lo.

  13. Obrigada drª pelo seu esclarecimento. Tenho mais uma questão que me tem estado a “afligir” nos últimos tempos. No mês de Novembro extraí um siso superior e agora estou com medo que o meu caso piore, pois há uns dias para cá começei a sentir uma dor na articulação perto do ouvido, onde faz o estalido e erradia para baixo, para a mandibula, não sei se é no osso ou se é nos músculos. Nem sei tão pouco se tem a ver com este problema. Mas esta semana estive no dentista a tratar um dente e de estar aquele tempo com a boca aberta sentia dor na articulação. Tenho medo que esteja a piorar.! Mas piora assim tão rápido? Este problema está sempre a evoluir?

    Obrigada doutora pela sua disponibilidade!

    • Lídia, procedimentos que exigem que o paciente fique muito tempo com a boca aberta podem levar sim a disfunções de ATM (articulação mandibular). Sugiro que você procure um dentista especialista em DTM (disfunção temporomandibular) para avaliar.

  14. Ainda sim, uma duvida persiste.

    Eu busco informações com pessoas que já usaram ou que conhecem alguém que já usou e nenhuma me deu uma resposta boa. Quando comecei a conversar com minha dentista sobre o tratamento que eu ia ter que passar, ela me disse que primeiramente usaria a placa de atm, disjuntor, fixo e cirurgia ortognatica. Porém, o que mais me aflinge é o disjuntor. A principio, ela me disse que o espaço fecharia em 1 mês mais ou menos, agora quando fui perguntar, ela falou que só com fixo. Por isso, queria saber uma média, de quantos mm, acontecem com seus pacientes de 16 anos. Meus dentes sempre foram juntos, já tenho motivos demais pra me zoarem, agora Ronaldinho =/ . É um espaço grande, a ponto de caber um dente? Fecha em menos de 2 meses?

    Obrigada

    • Bruna, é como eu lhe disse: o maior parte do espaço vai fechar ainda na fase de contenção, que dura uns 2 ou 4 meses. E o que não for fechado nesse período, será com o uso do aparelho fixo, o que pode levar mais 2 ou 3 meses. Mas tudo isso é “chute”… cada caso é um caso e tudo pode acontecer mais rápido do que eu estou dizendo.

  15. Olá,
    Minha filha de 7 anos começou a usar um expansor Hirax à poucos dias. A dentista dela recomendou 1/2 volta (dois furinhos-como ela disse) realizada à noite. Mas eu achei que expandindo somente à noite, minha filha teria um desconforto maior, aí optei por fazer 1/4 (um furinho) de volta pela manhã e 1/4 à noite. Gostaria de saber se posso continuar assim, com 1/4 de volta 2x ao dia, ou terá que ser obrigatóriamente 1/2 somente uma vez por dia.
    Obrigado

    • Daniel, você deve proceder exatamente como a dentista da sua filha recomendou, sob pena de não se obter o objetivo desejado ou demorar mais para obtê-lo. Caso queira confirmar isso com ela, não hesite em entrar em contato e perguntar.

  16. Minha filha de 7 anos está sem espaço suficiente da boca para receber os dentes permanentes. A dentista recomendou o aparelho que coloca “no céu da boca”. Gostaria de saber se é um procedimento muito incômodo e doloroso para uma criança. E caso não coloque agora, qual seria a opção para tratamento futuro?

    • Mariely, as crianças costumam aceitar muito bem o uso do disjuntor palatino. Parece uma movimentação meio “truculenta” (afinal o aparelho separa os ossos do céu da boca), mas não é… dificilmente os pacientes relatam dor, o mais comum é sentir um “formigamento” passageiro apenas. E a fase de crescimento é ideal para fazer a disjunção porque a sutura que une os ossos ainda não está bem soldada, então fica muito fácil.

      Se sua filha não usar o disjuntor agora, um futuro tratamento com aparelho fixo será muito mais longo e provavelmente menos eficaz… talvez só chegando ao ideal através da disjunção cirúrgica (porque, em adultos, a sutura já se soldou). Eu acho que a hora é agora e vale a pena.

      • Meu nome é Vitória, eu coloquei esse aparelho e tenho 14 anos, tambem nao tenho espaço para meus caninos… olha, eu uso ja faz uns 3 meses nao me vejo incomodada, é normal ela sentir um incomodo no começo, mas é uma dorzinha suportavel, nada que seja de tomar remedio… logico, vai doer no começo mas é coisa de 2 dias, acostuma, e a dor é mt pouca, é um uso normal… incomoda um pouco na hora de comer, pois a comida para la em cima, mas é só cuidar direitinho que fica td bom ! Fora isso nao incomoda… bjs.

        • Ok Vitória, obrigada pelo depoimento.

  17. Olá.
    Meu nome é Andresa e tenho 14 anos, eu uso o famoso aparelho Haas, e o que está acontecendo comigo é que já faz 3 meses que eu estou com ele. Na escola resolvi morder o pirulito e acabei entortando segundo a dentista..! Mas a minha mãe roda de noite e de dia a chavinha mas eu senti muita dor. Quando foi na sexta fui no dentista e ela disse para eu buchechar com água vinagre e sal e para de rodar por 4 dias, mas eu sinto muitas dores de cabeça e fincadas no ouvido, essas dores é só na parte direita aonde aconteceu o caso. Quando foi no sábado minha mãe estava olhando e viu que tinha muitas bolhas de pus. Não aguento nem durmi direito, quando falo parece que minha lingua vai nas bolas enormes..!! Estou com muito medo pois a dentista falou se eu for tirar o aparelho ele pode voltar tudo em vão e todo o trabalho perdido.! Socorro! rsrsrsrs Minha mordida tambem é cruzada. Mas esse pouco tempo que usei o Haas e a máscara melhorou Bastante.!

    • Andresa, se já se passaram 3 meses você já deve estar quase tirando o Hass mesmo. Continue seguindo as orientações da sua dentista e procure manter o aparelho sempre limpo.

  18. Coloquei o expansor haas faz 7 dias, e estou ativando ele 2 vezes por dia, ate agora nao vi diferença nenhuma, nem os dentes da frente se abriram, e ela disse q eu ia ficar apenas 2 semanas ativando, 1 semana já se passou e nada. Quantos dias levam para abrir os dentes na frente? Tenho 19 anos.

    • Daniela, nem sempre o espaço entre os dentes aparece, principalmente na sua idade. Em crianças e adolescentes a disjunção palatina é mais eficaz, mas mesmo que o espaço não abra é possível ganhar um pouco de espaço pela inclinação dos seus dentes “para fora”. Passadas a 2 semanas a sua dentista vai avaliar os resultados.

  19. Eu estou usando esse aparelho, e doi muito na hora que ativa eu choro de tanta dor, mas os meus dentes da frente abriram e eles estão doendo muito, queria saber se eles vão continuar doendo.

    • Camila, você vai ficar uns meses (3 a 4) com o aparelho, mas sem ativá-lo… aí não vai ter razão pra doer. É porque você está na fase de ativação, e para algumas pessoas pode ser um pouco mais chato mesmo.

  20. BOA NOITE …

    USO APARELHO FIXO TEM UNS 4 ANOS E USO UM APARELHO NO CÉU DA BOCA TEM 1 ANO QUE ESTOU COM ELE, FIZ MANUTENÇÃO SÁBADO E HOJE PERCEBI QUE ESTÁ INFLAMADO (INCHADO) UM LADO DO CÉU DA BOCA, TIPO O APARELHO ESTÁ APERTANDO MUITO E ELE NÃO TEM COMO APERTA OU FOLGA, ELE É RETO NORMAL. MINHA CABEÇA ESTÁ DOENDO MUITO, SERÁ QUE É POR CAUSA DISSO? BEIJOS OBRIGADA

    • Jaiane, pode ser que sim. Sugiro que você entre em contato com o seu dentista e relate esses sintomas, pois talvez haja necessidade de algum ajuste.

  21. Bom dia.

    Gostaria de tirar algumas dúvidas.

    Tenho 22 anos e estou usando aparelho fixo em cima e embaixo. Quinta feira colocarei o aparelho disjuntor palatino pois tenho mordida cruzada. Tem algum problema usar os 2 juntos? Quanto tempo usarei o aparelho no céu da boca?

    Obrigado e parabéns pelo site.

    • Cristiano, até é possível usar o fixo e o disjuntor juntos, porém não será possível passar o arco nos bráquetes, pois ele impediria que o seu céu da boca abrisse pela ação do disjuntor.

      • Olá.

        Não estou entendendo, pois estou usando o aparelho fixo em cima e embaixo e o disjuntor palatino no céu da boca. O fixo, é estético de safira, ele esta com anel metálico nos dentes.
        O dentista falou que como eu tenho mais de 21 anos, meu céu da boca precisa abrir 2 milimetros, para arrumar a mordida cruzada, eu usarei ele por 4 meses ativando uma vez por semana só. Isto está correto? Estou meio perdido pois andei lendo relatos na internet onde os pacientes apertas 2x por dia.

        Aguardo sua resposta e obrigado pela ajuda.

        • Cristiano, a forma de ativar o disjuntor depende do planejamento do seu dentista. Como você já tem 21 anos, não é possível fazer uma disjunção rápida (a que se ativa o aparelho 2x ao dia), que só funcionaria em pacientes mais jovens. 2 mm não é muito, acredito que você não tem com o que se preocupar.

  22. Dra., a minha dentista falou que é para eu ativar o aparelho toda noite durante 15 dias, meia volta, mas ele está me atrapalhando muito, a falar, a engolir as coisas, eu sempre engasgo quando estou comendo e demoro muito mais para comer, nem eu e nem a minha mãe estamos conseguindo ativá-lo. Estou usando os dois aparelhos na boca (do céu da boca e o fixo), coloquei os dois no mesmo dia e estou querendo pedir para minha dentista tirar, meus dentes não estão muitos juntos, ao meu ver eles não estão nenhum pouco amontoados, você acha que se eu tirar o meu dente vai arrumar mesmo assim? Mesmo que eu precise ficar mais com o outro na boca, você acha aconselhável tirar?

    • Juliana, se sua dentista indicou que você use o disjuntor é porque você deve ter falta de espaço ou mordida cruzada posterior (quando os dentes de cima mordem por dentro dos de baixo. O certo é o contrário). Você diz que espaço não falta, então o problema deve ser a mordida cruzada. Não saberia dizer, sem examinar você, se sem o disjuntor o problema poderia ser corrigido, mas é uma possibilidade apenas com a inclinação dos dentes para fora conseguir o descruzamento. Converse com a sua dentista e exponha a situação, quem sabe seja possível remover o disjuntor e tentar tratar apenas com o fixo. Mas, nesse caso, esteja ciente das limitações do tratamento.

  23. Olá! Coloquei o aparelho faz duas semanas e esta dando certo mais quero saber quanto tempo irei ficar, eu perguntei pro dentista ele nao respondeu vc pode me ajudar???
    Estou usando o Haas tbm, os dentes separam mtu?? O meu esta separando cada vez mais.
    Obg…

    • Danielle, sem examinar você não faço ideia de quanto tempo você precisará usar aparelho… isso varia muito. Seu dentista não deu nem uma estimativa? O espaço que abre entre os dentes com o uso do Haas também varia, depende da sua idade, da forma e tempo de ativação. Mas ele deve se fechar ainda no período de contenção, ou seja, quando o aparelho não estiver sendo ativado, o que leva mais ou menos de 3 a 4 meses.

      • Ola ! Ja to ativando tem 18 dias, e meus dentes ainda não separaram, sera que é normal ? Tenho 15 anos !

        • Bianca, nem sempre os dentes se separam, e isso não quer dizer que a disjunção não tenha ocorrido. É que às vezes o espaço entre os dentes fecha na mesma velocidade em que os ossos do céu da boca se separam, então não se nota diastema. Enfim… seu dentista precisa avaliar pra ver se está tudo ok, mas parece que está.

  24. Dra, tenho 14 anos e no mês de abril coloquei o aparelho fixo. Minha dentista disse que eu vou usar o disjuntor palatino, fizemos o molde da minha arcada mês passado. Pelo que li nos comentários, ele é indicado para quando os dentes superiores ficam dentro da arcada inferior, na hora de morder. Mas os meus dentes superiores cobrem a arcada inferior, ou seja, ocorre o contrário. Ela não disse nada sobre a ativação pois ainda não estou usando-o, mas gostaria de saber se esse diagnóstico está correto, pois eu não acho que seja extremamente necessário usar o disjuntor para corrigir esse problema, uma vez que ele é pouco visível. Obrigada.

    • Letícia, muitas vezes a mordida não está totalmente cruzada e, nos dentes posteriores, é mais difícil do paciente visualizar isso. Mas, mesmo assim, o disjuntor pode ser muito útil para ganhar espaço e adequar a mordida.

  25. Olá Dr.ª,
    Tenho 18 anos e descobri ha pouco tempo que possuo “mordida cruzada”. Minha dentista disse que terei de usar o “aparelho no céu da boca” para corrigir esse problema. Estou com um pouco de medo em relação a dor. Mas a minha dúvida mesmo é a seguinte: o uso desse tipo de aparelho dificulta a fala? Pois canto na igreja e gostaria de saber se durante o tratamento terei que me afastar.

    Obrigado.

    • Andre, pode atrapalhar um pouco sim, mas acredito que não ao ponto de afastá-lo do coral / grupo de louvor. Tudo é uma questão de adaptação.

  26. Ola, é o seguinte: tenho dois dentes no ceu da boca atras dos dentes do meio. A dentista disse q teria q abrir espaço para puxar os dois para frente de novo, sera q esse procedimento resolveria meu problema? Tenho 19 anos sera q vai funcionar? Ou teria q fazer a cirurgia? Em media quanto custa para colocar esse espaçador?

    • Marcos, se sua dentista avaliou que é possível abrir espaço com o disjuntor, acredito que não haja necessidade de cirurgia (embora o ideal fosse usar esse aparelho na adolescência, quando os ossos do céu da boca ainda não estão “soldados”). Vale a tentativa. Com relação a preço, consulte a sua dentista… não existe uma “média”.

  27. Ola tenho 23 anos e estou usando o extensor palatino ha 1 semana, meu dentista mandou eu apertar 2 vezes por dia mas não estou apertando pq doi mto, não sei o que fazer, sera que vai dar resultado, tenho medo pq ele me disse que tem que romper o osso. Por favor me explique como funciona, vai doer mto quando abrir de vez. Obrigado.

    • Márcia, se você não está ativando o aparelho, não adianta nada… melhor tirar. Mas o melhor MESMO é ativá-lo, assim ele pode ajudar a corrigir o seu problema de mordida. Aos 23 anos nem sempre se consegue abrir o céu da boca (“romper o osso”) mas, de qualquer forma, pode-se ganhar espaço pela inclinação dos dentes. Você não precisa ter medo de que doa, pois a disjunção é muito gradual e não vai machucar você. Sugiro que você entre em contato com o seu dentista e relate essa dificuldade, para que ele possa orientar você a respeito.

  28. Dra., tenho 17 anos e irei colocar este aparelho no céu da boca, pois a minha mordida está errada, estou com muito medo por conta do espaçamento que vai ficar nos 2 dentes da frente. Se eu rodar a chavinha apenas 1 semana 2 vezes ao dia e depois parar, ele fecha em quanto tempo? Obrigada.

    • Amanda, siga à risca a orientação do seu dentista com relação ao número de voltas e número de dias de ativação do aparelho, ok?! Não “invente” um protocolo “pessoal” por medo dos dentes separarem, pois se isso acontecer é porque deu certo, ou seja, é um ótimo sinal. E fiquei tranquila, o espaço deve se fechar ainda no período de contenção do aparelho, quando ele não é mais ativado, o que pode levar uns 3 ou 4 meses. Passa voando. :)

  29. Coloquei o disjuntor à 7 dias e hoje, após ativação, meu maxilar formigou. Tenho 20 anos. Será que meu maxilar está se expandindo?
    Também, quando ativo, sinto mais incômodos nos dentes traseiros. Tenho com que me preocupar??
    Aguardo resposta.

    • Rafael, essa sensação de formigamento é bastante comum, é um sinal de que a disjunção deve estar acontecendo. Não há com o quê se preocupar.

  30. Dra. Ana,
    Tudo bem?
    Tenho uma dúvida…
    A minha dentista não me falou nada sobre mordida cruzada ou errada, eu tenho dentes “de coelho” uns dentões bem para frente na parte de cima, sendo q cabe mais ou menos um dedo entre os de cima e os de baixo, a dentista me falou q eu teria que arrancar uns 2 dentes e pôr o espaçador no céu da boca e o aparelho, mas não me explicou direito, não conheço esse espaçador nem sei como funciona, ela disse q era para abrir espaço entre os dentes, é normal nesse caso “dente de coelho” usar espaçador, esse espaçador para o meu tratamento é o mesmo que o pessoal está falando no post disjuntor palatino? Será que no meu caso dói? Ah, tenho 25 anos… Obrigada pela sua atenção, e dedicação em ajudar nós, pessoas leigas no assunto e assustadas com o que está por vir… Um abraço!

    • Tiélles, pela sua descrição você tem mordida aberta anterior e, provavelmente, um céu da boca muito estreito, o que causa uma mordida cruzada. Nesse caso, o disjuntor palatino se aplica, pois pode deixar o seu céu da boca mais largo. Aos 25 anos nem sempre é possível abrir o céu da boca porque a sutura que une os 2 ossos já está bem “colada”, mas vale a tentativa. Não dói, embora possa haver uma sensação de formigamento e haja o incômodo do uso do próprio aparelho. Abraço, e obrigada pelo carinho. ;)

  31. Olá, bom dia.
    Gostaria de saber do que se trata o BATENTE OCLUSAL, é a mesma coisa que o disjuntor?
    O disjuntor é indicado em casos de sobremordida?
    Grata.

    • Anna, o batente oclusal é um “levante”, ou seja, um dispositivo no qual se morde em cima para manter a mordida aberta. Sim, ele pode ser usado em casos de mordida aberta, para permitir a colagem dos bráquetes inferiores, por exemplo, e também nos casos de mordida cruzada. O batente oclusal pode ser anexado ao próprio disjuntor palatino (no mesmo aparelho) mas, em príncípio, são coisas diferentes.

  32. Oi, tenho 16 anos e descobri que tenho mordida cruzada, e gostaria de saber se com a minha idade os aparelhos serão eficazes ou terei que fazer cirurgia. Se os aparelhos forem eficazes gostaria de saber quais eu provavelmente usaria pois meus dentes são certos, minha mandíbula ou maxila que é torta.

    • Thaís, na sua idade as chances são muito boas de se fazer a disjunção sem necessidade de cirurgia. Já pra saber quais aparelhos você vai usar, é preciso avaliar você. Em princípio, o aparelho fixo e o disjuntor palatino (embora nem todo caso de mordida cruzada exija o uso do disjuntor).

  33. Tenho 19 anos e estou colocando o aparelho aos poucos. Coloquei o expansor palatino, mas não disseram que tem de ativar. Procurei na internet e vi que o meu é diferente, não tem ajustador, só tem uns ferros e um apoio que fica no palato. Gostaria de saber se esse que eu estou usando é válido.

    • Alan, se seu aparelho não tem o “parafusinho” pra ativar é porque não é um disjuntor palatino. É algum outro tipo de aparelho, uma barra palatina, talvez. Pergunte para o seu dentista do que se trata, o nome e a função desse dispositivo.

  34. Ola Dra .
    Eu acabei de colocar a mascara do hyrax, eu tenho 13 anos, queria saber quanto tempo vou levar com a mascara e o hyrax.

    • Victoria, não saberia dizer ao certo sem examinar você. Mas tratamentos ortopédicos costumam durar alguns meses, pelo menos.

  35. Olá, fiquei com aparelho uns 5 anos, e tirei ele já faz uns anos, essas semanas pra ca meu dente da lateral (canino) começou a se distanciar, abriu um espaço entre os dois dentes, só que eu não quero usar o fixo de novo, daria certo eu voltar a usar o movel, pois quando tirei o fixo comecei a usar o “movel” só pra não voltar pro lugar… posso usar o mesmo?

    • Cristina, se o seu aparelho removível ainda couber, pode. Só não force demais pra colocá-lo, é normal que ele aperte um pouco, mas não tente “enfiá-lo” a todo custo. Por isso é tão importante usar o aparelho removível direitinho depois de tirar o fixo, a chance de “recidiva” (a possibilidade dos dentes entortarem um pouco de novo) é grande.

  36. Oi , eu vou arrumar esse aparelho e vou ficar 4 meses com esse aparelho, gostaria de saber se os dentes da frente fecham rapido? Por que eu jah tenho os dentes da frente separados, ai nao queria ficar muito tempo com os dentes separados.

    • Gabriella, o espaço entre os dentes deve se fechar ainda no período de contenção do aparelho, o que leva de 3 a 4 meses. E, se ainda não fechar por completo, o aparelho fixo vai fazer isso em seguida, o que pode levar mais uns 3 meses. Mas cada paciente é diferente, e isso pode variar.

  37. Olá, tenho 23 anos e ha 3 dias coloquei o Hirax, e está sendo ativado 2 vezes ao dia em um total de 4 voltas. Gostaria de saber quanto à dor de cabeça se é normal, e quanto tempo mais ou menos leva para separar esse osso do céu da boca.

    Grata!!

    • Livia, sim, às vezes a dor de cabeça é um sintoma que aparece na disjunção palatina. A separação dos ossos do céu da boca pode levar de 1 a 4 semanas, depende do seu plano de tratamento (pela sua descrição, parece ser uma disjunção rápida). Você deve ficar com Hirax de 3 a 4 meses (sem ativar), que é o tempo necessário para os ossos se estabilizarem na nova posição.

  38. Olá, minha filha tem mordida cruzada lateral, ela tem 5 anos, faz 6 anos no mês que vem, ainda tem todos os dentes de leite, o dentista recomendou colocar o aparelho no céu da boca, estou com bastante duvidas, justamente por ter somente dentes de leite, e tenho medo do espaçamento ficar errado quando nascerem os dentes permanentes, o que você me diz, a indicação é válida? Muito obrigada.

    • É válida sim, Debora. A mordida cruzada indica que possivelmente haverá falta de espaço para os dentes permanentes, portanto agir de forma preventiva pode diminuir bastante esse problema quando sua filha entrar na dentição mista (quando começam a cair os dentes de leite e a nascer os permanentes). Eu, particularmente, esperaria a dentição mista, mas isso varia de dentista para dentista e de caso para caso. Enfim, intervir agora fará com que um provável tratamento ortodôntico futuro seja menos demorado e complicado.

  39. Olá, meu nome é Matheus e tenho 16 anos. Segunda-feira (02) de julho eu coloquei o Hyrax pois tenho mordida cruzada. Minha dentista informou que eu teria que passar por esse procedimento pois se não eu iria ter que extrair alguns dentes, mais ela não tem uma certeza concreta de que vai dar certo ou não pois como tenho 16 anos ela disse que é uma idade muito avançada pra esse procedimento pois o osso do meu céu da boca já é/ou está quase formado. Ela pediu pra mim ativar 1 dia sim e 1 dia não, e tem que girar 1 vez só. Será que vai dar certo?

    • Matheus, eu compartilho da opinião da sua dentista: é uma tentativa. Mas eu acho que vale a pena tentar… você já passou um pouquinho da idade ideal, mas ainda há chance de funcionar. De qualquer forma, mesmo se o seu céu da boca não abrir, é possível ganhar um pouco de espaço pela inclinação dos dentes. Fico torcendo.

  40. Coloquei no dia 26 de junho o Haas. Tenho 19 anos. Uso também o fixo. Desde o dia 30 tenho sentido uma dor enorme, insuportável mesmo, a ponto de não dormir. Inflamou por baixo do aparelho no céu da boca. A dentista recomendou que tomasse analgésicos e dias depois ela viu que estava inflamado e mandou passar água oxigenada com cotonete. Mas minha mãe aconselhou que eu tomasse antiinflamatório. Vi q aliviou durante um tempo, mas logo volta a dor. E aí? O que fazer, se até ingua apareceu? Devo tirar pra que pare o problema? Neste caso,o fixo não valerá de nada?

    • Samara, acho que talvez seja o caso de remover o Haas sim… esperar a sua mucosa melhorar e, só então, pensar em colocá-lo novamente. Converse com a sua dentista sobre essa possibilidade. O tratamento com o aparelho fixo vai continuar valendo, mas se o Hass não for mais usado o plano de tratamento de altera.

      • Oi de novo :) então, voltei no dentista e tive que tirar mesmo o haas, porque a inflamação só tinha aumentado. Pra tirar foi horrível! Atée chorei :s e agora meu céu da boca ta muito feio, todo inflamado e parece que tem um buraco nele :x mas aquela dor enorme passou, só incomoda mesmo pra comer e arde um pouquinho. Minha dentista disse que, provavelmente, foi alergia e receitou antialérgico; disse que o haas não coloco mais, quando eu melhorar ela coloca o outro (hyrax). Tá certo isso, acontece mesmo? E outra pergunta: os dentes doem por quanto tempo depois que aperta o aparelho ?

        • Pode ser uma alergia, embora incomum. Geralmente o que acontece é que o aparelho pressiona a mucosa e causa uma isquemia (interrompe-se a circulação sanguínia na região), o que provoca essa feridona. O Hyrax não tem a parte acrílica, é mais fácil de limpar e deve resolver, no seu caso.

          Geralmente os dentes podem incomodar por uns 2 dias depois da consulta, mas isso varia de paciente para paciente.

  41. Boa noite, tenhu 25 anos e precisei colocar o disjuntor hyrax, mas me disseram que os dentes da frente, iriam ficar separados, e no meu caso, não aconteceu, e pelo que reparei, ele abriu mais ou menos de 4 a 5 milímetros, a pergunta é a seguinte, o certo seria os dentes da frente separar? Existem casos que os dentes da frente não separam ? Já faz quase 2 meses que estou com ele, diga-se de passagem muito ruim usar, agora que já estou com 25 anos, rsrs, obrigado.

    • José Henrique, na sua idade os ossos que formam o céu da boca já estão “soldados”… dificilmente ocorre a disjunção. Portanto, existem casos sim em que a disjunção não ocorre. Mesmo assim, é possível ganhar espaço pela inclinação dos dentes. Você deve ficar com o aparelho mais uns 2 meses para contenção (manter os dentes nessa posição) e seu tratamento continuará segundo o planejamento de seu dentista.

  42. Ola estou usando o extensor, desde quarta feira a tarde, tenho 22 anos, o meu dentista disse q n iria haver dor, so q hj estou com muita dor, na cabeça nos dois dentes da frente, e os dentes da frente estao se separando ja. Meu dentista pediu para mim ativar duas vezes de manha duas vezes a noite. Queria saber se eu n posso usar o fixo depois q terminar as ativaçoes pq fica um espaço muito grande na frente. Demora pra fechar? So com o fixo?

    • Gisceli, você certamente terá que usar o aparelho fixo depois de remover o disjuntor palatino. O espaço entre os dentes vai se fechar (ou quase) ainda na fase de contenção (quando o aparelho não é mais ativado), o que leva 3 ou 4 meses. Havendo ainda espaço para ser fechado, o aparelho fixo se encarregará disso.

  43. Ola td bem,
    Tenho 21 anos e estou usando o HASS desde 22 DE JUNHO desse ano, faço duas ativaçoes no dia como o minha dentista recomendou, mas sexta eu fui ativar e percebi uma dor muito forte do lado direito do céu da boca, e acordei com esse lado INCHADAÇO e doendo muito, doendo tanto que não consegui dormir até agora, pois já tomei até antibiotico e não resolveu, eu gostaria de saber se é normal ou não.

    Olha deixa e explicar direito,eu faço duas ativaçoes no dia, uma de manhã e a outra à tarde, na minha última ativação de sexta EU SENTI UMA dor muito forte do lado direito do céu da boca, então tomei uma dipirona, até pinguei nos dentes, a dor custou mas parou, no sábado acordei com uma dor muito forte, e esse lado direito estava inchadaço, tomei novamente remedio e não adintou e esse inchaço foi aumentando, olha eu to duas noite sem durmir, tomei até antibiotico e não adiantou nada, doutora tá inchadaço e a dor tá insuportável é normal, é normal ou não?

    • Gleice, não é normal não. O aparelho deve estar comprimindo a mucosa do céu da sua boca e causando uma inflamação / infecção. Entre em contato com a sua dentista e relate esses sintomas pra que ela possa orientá-la sobre como proceder. Às vezes é necessário até remover o aparelho até que a ferida cicatrize.

  44. Pq será e eu não tive resposta, heim…

    • Gleice, às vezes eu não consigo responder rápido (“de vez em quando” eu preciso trabalhar ;)), mas eu respondo sempre, ok?! E não faz nem 12 horas do seu primeiro comentário… :)

  45. Oi, eu tenho 16 e fiz minha cirurgia de expansão dia 7 de julho, meu rosto tá bem inchado ainda, mas já melhorou bastante ! Acho que vou começar as ativações do “Hyrax” segunda feira; Quero saber se por eu ter feito cirurgia de expansão quando eu for ativar o meu aparelho vai doer muito? Doer nesse caso é normal? Por suas respostas percebi que você é uma dentista excepcional, Parabéns ! (aguardo a resposta.)

    • Marcus, pelo contrário: como os ossos do seu céu da boca já foram cirurgicamente separados, a disjunção deve ser mais fácil. Não deve doer, não. Mas qualquer desconforto que porventura você sinta pode ser considerado “normal”, parte do processo.

      E obrigada :). Fico feliz em ajudar.

      • Aaah, muito obrigado por me responder ! Estou mais tranquilo agora ! Mas tipo, por eu ter tido cirurgia do meu tratamento com o “Hyrax” será mais rápido ? E será que não é melhor ativa-lo só quando eu retirar meus pontos em cerca de 10-14 dias depois da cirurgia ? Ou não tem problema faz só com 7-8 dias da cirurgia ? Obrigado mais um vez *-* abraço!

        • Marcus, a cirurgia facilita a disjunção sim… mas, de qualquer forma, você usará o Hyrax por um tempo determinado (de 3 a 4 meses), porque há a fase de contenção também (quando o aparelho não é mais ativado mas o paciente fica com o aparelho por um tempo pra estabilizar os ossos na posição pretendida). Siga à risca o protocolo de ativação que o seu dentista recomendou, independente de você ainda ter pontos ou não.

  46. Olá boa noite Ana, em primeiro lugar quero te agradecer muito pela a sua resposta tá, me ajudou muito, e tmb te pedir desculpas, olhe eu estava muito desesperada sentindo muita dor sabe, eu estava ansiosa para uma resposta, desculpa mesmo, é claro vc precisa trabalhar rsrsrs é eu que estava muito desesperada sentindo muita dor. Fui ao dentista, ela disse o mesmo q vc, vai ter que remover, passou alguns remedios, e desativou o aparelho com 9 voltas, só ai parou de doer. Doutora Ana, olha estou muita preocupada só com uma coisa, o meu caso é muito complicado, tenho dentes cruzados, o ceu da minha boca é muito fechado, to com medo de não dar certo, alias já tá dono né uso desde 22 de junho, menos de um mes e já deu esse inchaço na gengiva, essa dor insuportável a ponto de que vou remover o aparelho, e a dentista disse q se não conseguir a expansão terei q fazer uma cirugia na parte óssea, pois meu osso cresceu muito para baixo, será q vai dar certo?

    Ai que alivio saber q vc sempre responde, rsrsrs…
    obrigada…

    • Gleice, deu pra perceber que você tava nervosa… ;) mas não fique: pra tudo nessa vida tem jeito.

      Bom, o seu caso pode ser um pouco mais complicado sim… considerando que você já é adulta, a disjunção cirúrgica tem um resultado mais garantido, porque você já passou da fase de crescimento. O chato é ter que se submeter a cirurgia, mas ela funciona.

      Viu como eu respondo sempre? ;)

  47. É vc sempre responde mesmo rsrsrs, muito obrigada tá…
    E aqui essa cirurgia é muito cara…

    viu como eu smepre pergunto rsrsrr
    Boa tarde…

    • Ahauahauaha Gleice! É verdade, você SEMPRE pergunta! ;)

      Olha, não saberia dizer o valor da cirurgia… porque cada caso é um caso e cada dentista faz seus próprios valores… converse com a sua dentista!

  48. Eu abri hoje de manha o hirax e deu uns estralos no ceu da boca e começou a doer muito o que houve ???

    • Julio, provavelmente é o seu céu da boca abrindo… devia haver alguma resistência e, quando os ossos se soltaram, você sentiu esse desconforto. Mas parece que está tudo dentro do esperado. Na dúvida, procure o seu dentista e relate esses sintomas.

  49. Doutora, eu fiz a cirurgia para abrir o céu da boca dia 7 de julho, hoje fazem 4 dias que eu me operei… Meu rosto já desinchou bastante e tal, mas eu percebi que na região onde foi ponteada tem umas bolinhas brancas/amarelas como se fosse pus, estou com medo de estar inflamado ou até infeccionado, até por que eu estou tomando muitos remédios pra evitar isso !!! Eu queria saber o que eu faço pra poder eliminar essas “bolinhas” eu gargarejo água com sal e vinagre ?(kkkk) Ou tem algum método para desinflamar ou se isso sai com o tempo! Aguardo a resposta, abraço!

    • Marcus, essas bolinhas podem realmente ser um sinal de infecção OU é placa bacteriana (resíduos alimentares) que está cobrindo o fio usado para dar os pontos. Se você está medicado de acordo, não há porque se preocupar nem inventar nenhuma “receita caseira”, ok?! Continue tomando os remédios e procure caprichar na higienização do local… um cotonete pode ajudar nisso. Se você achar que realmente há alguma coisa errada ou começar a doer e/ou inchar, entre em contato com o seu dentista para que ele possa orientá-lo a respeito. Mas, pelo seu relato, parece estar tudo ok.

  50. Estou usando esse aparelho hj, é o 4° dia, ele esta abrindo, sinto dor só quando ativa, isso é normal? Mas ele ta abrindo bem pouco, o dentista mandou ativar por 7 dias… duas pela manha e duas pela tarde… mas ele abriu bem pouco pq minha mãe nao tava sabendo ativar, mas agr ta tudo certo… então me tira essa duvida ate o 7° dia ele tem q ta aberto por completo?

    • Fernanda, o “completo”, na verdade, depende do tamanho do parafuso do seu aparelho. Mas não se preocupe: o seu dentista sabe o quanto precisa abrir… se ao final do período que ele pediu que você ativasse o aparelho ele julgar que precisa abrir mais um pouco, ele irá orientá-la nesse sentido. Se não, voc6e vai ficar mais um tempo com o aparelho “travado” (sem ativar) para que seus dentes/ossos se estabilizem nessa nova posição.

      • Obrigada pela sua ajuda ;)

  51. Ola Ana sou eu dinovo coloquei dia 15 de maio faz 57 dias e nao vejo a hora de tirar, tem palavras que ainda nao consigo falar, isso é normal?? E vc nem tem ideia mais ou menos do tempo a mais que eu vou ficar??????
    PARABENS ESTE SITE É MTU BOM TIREI VARIAS DUVIDAS AKI OBRIGADA??

    • Oi Danielle, às vezes a adaptação do paciente ao aparelho demora um pouquinho, às vezes ele nunca “se adapta” realmente… pode acontecer a dificuldade com a pronúncia. O tempo total de uso desse aparelho deve ser de 3 ou 4 meses, mas isso depende do planejamento do seu ortodontista.

  52. Aaah, muito obrigado me ajudou muito!! Que bom saber que existem pessoas como você que abrem mão do pouco tempo livre que tem pra poder ajudar as outras pessoas!!! Eu quero ser dentista também, e espero ser tão bom quanto você e ser realizado na minha profissão podendo assim ajudar muitas pessoas como você. Beijos ;**

    • Obrigada, Marcus. É um incentivo pra continuar. :) E se precisar de ajuda, continuo por aqui.

  53. Olá, td bem doutora?

    Obrigada pela a resposta, ta rsrsrsrs…

  54. Bem, gostaria de Saber se Meu caso ainda tenho conserto Dr. pois tenho Mordida cruzada, e o céu da boca é estreito. Na minha Cidade Nenhum Dentista Queria pegar meu caso, pois eles falavam que eram muito complicado, mas gostaria muito de ajeitar minha mordida e usar o aparelho Fixo!

    • Rafaella, você não me disse sua idade mas, em princípio, seu caso deve ter conserto sim! A disjunção (separação dos ossos do céu da boca) geralmente é mais eficaz em crianças e adolescentes… mas mesmo que você tenha “passado da idade”, uma cirurgia pode ajudar na disjunção (considerando que você precisa de uma disjunção, claro). Enfim, tudo depende do planejamento do dentista e de um correto diagnóstico.

  55. Bom dia doutora, td bem?
    Olha eu aqui d enovo com mas uma dúvida, lembra quando eu te disse que meu dentista disse q teria q remover o aparelho por causa daquele inchaço, da dor insuportável, aí ele me passou alguns remedios, e mandou eu bochechar com periogard, então fiz isso, então e ia tirar o aparelho ontem, mas melhorou, desinchou, não senti mais dor, fiquei sem ativar por esse dois dias como recomendou o dentista, aí eu fui ontem no consultorio achando q ia tirar, então o dentista me disse q não precisaria tirar porque melhorou né, e ele não tirou o HASS, e mandou eu voltar a ativar uma vez só à noite, e aí q vc acha tá certo doutora, não teria q tirar… aguardo sua resposta, abraço!…

    • Gleice, se sua mucosa melhorou eu também não tiraria… pois você está no meio da disjunção, aí se perderia todo o resultado atingido até agora. Mas, se voltar a dar dor e inchaço, eu acho que o melhor seria tirar mesmo pra poupar você, que já sofreu tanto, não é mesmo? :)

  56. E eu não ativei, pois to com medo…

    • Se seu dentista pediu que você ativasse, você deve ativar. O pior que pode acontecer é você ter que acabar tendo que tirar o Haas… ;)

  57. Vc nao vai me responder?????
    Eu comentei ali em cima do Marcus•••
    Eu gostaria q vc me respondesse, tah•••
    Obg •••

    • Danielle… caaaaaaalma! Eu demoro às vezes porque eu preciso trabalhar, cuidar do meu filho, etc.. Mas eu SEMPRE respondo, ok?! Mesmo que demore um pouquinho… ;)

  58. Olá, tenho dois problemas, o da mordida cruzada e o da mordida aberta, meu dentista falou que vou usar dois aparelhos ao mesmo tempo, um no ceu da boca e outro o das pedrinhas.. já estou com os elásticos para separar os dentes, em seguida vou fazer a moldagem e gostaria de saber se depois da moldagem terei que continuar usando os elásticos?

    • Isa, vai ter que usar sim. Isso porque se eles forem removidos o espaço entre os seus dentes vai fechar e as bandas do aparelho não vão ter espaço para serem encaixadas. Outra possibilidade é que o seu dentista remova os separadores e recoloque-os quando o aparelho ficar pronto, uns 2 dias antes de instalá-lo. Eu, particularmente, faria da segunda forma, pra você não ficar tanto tempo com os separadores.

  59. Olha eu de novo, desculpa o incomodo doutora… olha hj fui apertar esse aparelho e estralou os dentes caninos, ae deu outra estralada e saiu um pedaço bem pequeno do dente como se tivesse saido do lado, e no dente direito deu um estralo… faltam dois dias… sera q devo continuar apertando?

    • Fernanda, é importante que você entre em contato com o seu dentista e relate isso. Pode não ser nada, mas pode ser uma fratura no seu canino. Vale a pena ele examinar pra tirar a cisma.

  60. Olá Ana, estive recentemente pesquisando em varios dentistas sobre o meu caso que se trata de mordida cruzada, eles me disseram que o meu caso é de cirurgia acompanhada com aparelho, primeiro tenho que usar o aparelho fixo por mais ou menos 2 anos para (entortar os dentes) como eles disseram e só depois da cirurgia recolocar o aparelho para realinha-lo. Meu caso não é muito grave, minha mordida não altera muito a estetica do meu rosto, porém força muito os dentes de cima e já percebi ate 2 rachaduras nos dentes da frente que pela dentista foi provocada pelo alinhamento errado dos dentes. Será que com o uso somente do aparelho fixo para alinhar os dentes e separa-los consigo melhorar a pressão que existe na mordida para assim poder parar de foçar os dentes de cima? Ou será que so o que pode me ajudar é a cirurgia? Agradeço a sua disponibilidade e atenção. Att: Cleide

    • Cleide, eu não sei qual é a severidade do seu caso… mas, em geral, tratamentos que só ficariam perfeitos com cirurgia podem ser tratados também sem fazer cirurgia… mas, nesse caso, o paciente deve estar ciente que se fará o melhor possível dadas as limitações. Ou seja, pode ficar muito bom, mas certamente não ficará excelente. A questão é que, muitas vezes, o “muito bom” já é o suficiente para deixar o paciente satisfeito… por isso, vale a avaliação do dentista, o seu desejo e a conversa que vocês terão pra decidirem o que fazer.

  61. Ufa! Agora to mas tranquila, muito obrigada pela a resposta… tá abraços…

  62. Olá Ana, eu tenho 14 anos e vou colocar o aparelho no céu da boca. Não sei exatamente como que ele é, ou qual será mas eu estou muito apavorada com medo de mudar algo no meu jeito de falar e com muito medo do tipo de dor, sem falar na separação dos dentes. A minha dentista apenas falou que eu tinha mordida “aberta” mas em todos os dentistas que já fui quando era mais nova falaram apenas que eu tinha que colocar o aparelho fixo e nunca falaram que eu precisava usar aparelho no céu da boca, porém, já está tudo pronto para eu colocar o aparelho dia 23, só que ela disse que vai ser o fixo e eu não entendi e estou com muito, muito, muito medo. Me ajuda por favor. :/

    • Gabrielle, o disjuntor palatino é fixo também… mas é um outro tipo de aparelho fixo. Aos 14 anos a possibilidade da disjunção ocorrer como esperado é grande, já que você ainda está em fase de crescimento. Pode atrapalhar um pouquinho pra falar? Pode, mas nada a que você não possa se adaptar. Quando a disjunção ocorre direitinho, geralmente as pacientes não relatam dor alguma… e o espaço entre os dentes da frente realmente acontece, e é um bom sinal. Mas ele se fecha logo em seguida, ainda na fase de contenção (quando o aparelho não é mais ativado, leva uns 3 meses)… e, se faltar um pouco para fechar, o aparelho fixo (o dos bráquetes colados nos dentes) se encarrega disso. Fique tranquila! :)

      • Obrigada, eu realmente estava desesperada… Agora já estou melhor.

  63. Oi Ana, tudo bem, minha de 11 anos vai colocar hirax, gostaria de saber se doi.

    • Marcia, não doi não. E, aos 11 anos, a possibilidade de qualquer desconforto é menor ainda, pois é a melhor fase para fazer a disjunção palatina, considerando que os ossos que formam o céu da boca ainda não estão “soldados”… fica tudo mais fácil. Você vai ver, ela vai tirar de letra. :)

  64. olá Dra. Ana,
    Gostaria de saber se depois dos 20 anos o disjuntor palatino funciona?
    Obrigado.

    • Lourival, as chances diminuem, pois os ossos que formam o céu da boca já devem estar “soldados” na sua idade. Muitas vezes é necessário recorrer a uma disjunção cirúrgica.

  65. Doutora, bom dia, eu queria saber onde é o buraquinho que vou rodar para haver a expansão, por que aparece um do lado da setinha indicano pra onde se deve movimentar, outro no meio do expansor ai eu estou em duvida, meu pai e minha mãe não estão conseguindo apertar, só quero conseguir apertar antes da minha próxima consulta, minha dentista disse que não é uma coisa dificil que meus pais conseguiriam, mais não estão ;x . Fico grato pela resposta, obrigado (:

    • Reniton, tem um buraquinho (vários até) bem no meio do aparelho, ao lado da flechinha. Veja: http://i50.tinypic.com/33ueb15.png

    • Obrigado doutora *-*

  66. DRª Ana

    Eu senti falta de um dos ferrinhos da parte de baixo do aparelho (que esqueci o nome) acho que engoli… Será tem algum problema? Alguma mais séria???

    Estou muito preocupado. Eu já tinha engolido um bract mas não deu problema nenhum, mas agora engoli uma peça maior um pouco

    • Acredito que não há problema, Lury. A pecinha, caso você tenha engolido mesmo, deve ser eliminada “normalmente”. ;)

  67. Olá, tenho 21 anos e estou com o disjuntor hirax faz uma semana, ativo ele de manhã e a noite. Eu tenho dentes encavalados e meus dentes da frente já se abriram, eu gostaria de saber se devo continuar ativando ou paro já que meus dentes já se afastaram, pois minha dentista só está no consultório no sábado.

    • Daniele, depende da orientação da sua dentista. Ela não especificou por quanto tempo você deveria ativar o aparelho? Em princípio, ativa-se por 1 semana nesse regime que você citou… mas pode ser que ela tenha planejado de outra forma. Enfim, o ideal é que você entre em contato com ela pra que ela oriente você sobre como fazer: parar ou continuar.

  68. Eu coloquei o Haas mas ele está separando muito os meus dentes e minha consulta é só para o mes que vem. É normal abrir bastante ??

    • Luísa, depende do que você chama de “bastante”. Mas é normal abrir sim, e abrir rápido. Seu dentista disse pra você ativar o aparelho até que dia? Se estiver em dúvida sobre quando parar, entre em contato com ele antes da próxima consulta e pergunte. Melhor, pra garantir.

  69. Olá boa noite, td bem doutora,
    olha to com uma dúvida, olha eu vi falar que o aparelho q eu uso faz os dentes da frente ficarem abertos, mas to usando o hass desde 22 DE JUNHO, mes passado e nada, isso demora mas ou menos qnt tempo pra acontecer, uma amiga minha de 16 anos disse q dela com 3 dias, e outra amiga disse q também usa o aparelho né, disse q os dentes da frente dela abriram em uma semana e meia, cada um fala uma coisa, to preocupada, aguardo uma resposta, abraços…

    • Gleice, a questão é que você já tem 21 anos… a disjunção, nessa idade, é uma incógnita. Às vezes, mesmo quando a disjunção dá certo, os dentes da frente não abrem… mas, se eles não abriram no seu caso (que já é adulta), provavelmente a disjunção não ocorreu. Converse com o seu dentista sobre isso, para que ele possa orientar você a respeito.

  70. Olá doutora, vim te aperrear de novo huasuas. É o seguinte, eu vou ativar meu aparelho amanhã, eu teria que ficar de repouso por 1 semana só que eu sai algumas vezes e fiz esforço, ai minha cara ainda não desinchou totalmente -.- , eu sinto que tem umas fissuras nos pontos tipo, eu acho que eu rompi alguns fazendo “arte”, e hoje sangrou, mas eu conseguir conter, o buraquinho é pequeno, mas sai sangue ;x … Será que eu vou ter que pontear de novo ? Ou ele vai se fechar mesmo assim? … Aguardo a resposta, obrigado *-*

    • Marcus, aprontou, né?! ;)

      Acredito que não haja necessidade pra suturar novamente, até porque já se passou 1 semana… “comporte-se” e a cicatrização vai ser tranquila. Caso você perceba algum sintoma improtante, não hesite em entrar em contato com o seu dentista para mais orientações.

  71. kkkkkkk, Eu só tenho 16 anos, é muito ruim ficar em casa, ai quando sai com os amigos passei o dia rindo e quando eu ria forçava os pontos, ai não deu outra. Eu coloquei um algodão pra vê se estancava, ai deu certo. Mais uma vez muito obrigado. bjs *-*

  72. Olá, Doutora tudo bem?
    Fui no dentista hj, ela me disse que vou ter que usar o hyrax e um aparelho fixo normal e não me falou por quanto tempo (tenho 18 anos), tenho mordida cruzada e um dente da frente encavalado, será que vai dar certo mesmo sendo maior de idade?? Vou ficar com dente muito aberto??? Dói muito ??? Canto em casamentos vou ter que parar por um tempo??? Vou usar o hyrax junto com o fixo??
    Desde já agradeço bjooo

    • Viviane, tudo bem! Vamos por partes: na sua idade a chance da disjunção ocorrer diminui, já que os ossos do céu da boca já devem estar “soldados”… mas vale a tentativa. Se ocorrer, o espaço entre os dentes vai denunciar isso… e esse espaço deve se fechar ainda no período de contenção (em 3 ou 4 meses, quando voc6e fica com o aparelho mas sem ativar). A maioria dos pacientes não relata dor, apenas um “formigamento”. Você pode até usar o Hyrax junto com o fixo (os bráquetes colados) mas não vai dar pra passar o fio, já que isso restringiria a disjunção.

  73. Eu coloquei o aparelho tipo Hyrax sexta-feira (13) e consegui abrir certinho quase todos os dias, porém ontem eu não consegui de jeito nenhum encaixar a chave no aparelho como se o “buraquinho” tivesse fechado, mais ontem eu tinha manutenção falei pro dentista sobre o meu problema, mais ele foi fazer e conseguiu perfeitamente mais não me explicou por que eu não estava conseguindo. hoje, quarta-feira (18) fui ativá-lo e novamente não encaixou, todos aqui em casa tentaram mais de jeito nenhum encaixa. por favor me explique o que fazer?!
    MUITO OBRIGADA, aguardo a resposta ;)

    • Fernada, não tem jeito: você vai ter que pedir para o seu dentista mostrar pra você. São vários buraquinhos bem no meio do aparelho, será que eles não estão obstruídos por alguma coisa?

      • O dentista me falou que depois da ativação na hora de tirar a chavezinha e eu estava voltando um pouco, alguma coisa assim. Mas tentei fazer diferente deu no mesmo :\ mesmo assim obrigada doutora :)

        • Ah, pode ser isso mesmo, Fernanda… na hora de remover a chavinha você pode estar voltando, o que tampa o buraquinho para a próxima ativação. É questão, então, de tomar cuidado na hora de remover a chave.

          • é isso mesmo, para conseguir encaixar de novo (achar o buraco) só indo a dentista ou em casa mesmo eu posso conseguir ?

          • Não, dá pra resolver em casa. Mas aí você vai ter que achar o buraco que usou para ativar da última vez e levar a ativação até o fim, sem voltar na hora de tirar a chavinha… vai ser meio chato de fazer isso, mas é possível. Não esqueça de amarrar a chavinha com um fio dental no seu dedo, ok?! Pra evitar de, num acidente, você engoli-la. :)

  74. Muito obrigada doutora, e desculpa o incomodo. Parabéns você esclarece muitas dúvidas, é muito eficiente. Sucesso :)

    • Fico feliz em ajudar, Fernanda. :)

  75. Olá! Coloquei o Hyrax há 15 dias atrás. Meus dentes da frente não separaram, mas os de trás se inclinaram. Inclusive, teve um dos dentes (o que está com a banda do lado direito) inclinou demais, parece que está meio virado. Tenho 16 anos, faço as ativações 2 vezes por dia. Ah, e a gengiva, nesses dentes de trás, está meio vermelha, formigando. Isso é normal? Tive uma consulta há uns dias atrás, e a dentista não disse nada quanto a isso, só me disse para continuar abrindo por mais uma semana. O problema é que esse dente de trás com a banda, que está inclinado demais, está atrapalhando pra morder. Eu deveria parar de ativar?

    • Lana, se o seu dentista recomendou continuar ativando o aparelho, não temos motivo, em princípio, para duvidar do julgamento dele. Se os seus dentes não separaram, provavelmente a disjunção não ocorreu (o que explicaria a inclinação dos seus dentes de trás). Mas se você realmente estiver com receio de continuar ativando, melhor conversar com o seu dentista antes e relatar o que aconteceu assim como você fez pra mim. Melhor parar e ficar uns dias a mais com o aparelho do que continuar e acabar tendo algum problema mais sério. A sua gengiva vermelha, também, não é bom sinal… mas o motivo disso, não dá pra dizer sem examinar você.

  76. Olá, doutora Ana

    Coloquei o aparelho e fiquei com ele por três meses mais ou menos. Tirei há uma semana. A expansão deu certo e tudo mais, meus dentes da frente até já fecharam e está tudo bem, mas…

    Percebo agora que minha mordida ficou torta! Como a parte de cima dos dentes ficou muito mais aberta que a de baixo (meu problema nunca foi mordida cruzada), parece que os dentes de baixo se deslocaram para a esquerda a fim de se encaixar um pouco… isso é normal?? Minha mordida voltará a ser alinhada? Tô com medo!! por favor, me dê uma luz…

    Um abraço;
    Carol

    • Carol, num caso assim é até esperado que os dentes de baixo busquem estabilidade… então, mesmo se sem ter mexido neles, eles mudaram de posição também. Se o arco de cima abriu “mais do que deveria”, deve haver um motivo pra isso, essa mecânica deve fazer parte do plano de tratamento que seu ortodontista idealizou (que eu não saberia dizer exatamente do que se trata sem examinar você ou conversar com seu dentista). De qualquer forma, certamente sua mordida voltará a ser alinhada, pois esse é o objetivo de qualquer tratamento ortodôntico. Muitas vezes, antes de “endireitar” é preciso “entortar” um pouco as coisas… mas essas são fases transitórias e, no fim, o resultado compensa.

  77. A única maneira de saber se houve a disjunção é se os dentes da frente se separarem? Ou tem alguma outra maneira de saber se ocorreu tudo como o esperado se os dentes nao se afastarem?

    • A forma mais segura é através de uma radiografia, porque nem sempre os dentes da frente abrem, mesmo quando a disjunção dá certo. Mas um sinal clínico é quando os dentes posteriores começam a inclinar… significa que a sutura não rompeu.

  78. Drª coloquei o aparelho do ceu da boca, estou falando muito estranho e queria saber se tem algo que eu possa fazer para voltar a falar normal ou pelo menos falar mais direito

    • Leticia, é uma questão de adaptação mesmo. No começo, a primeira semana principalmente, é BEM estranho… mas a tendência é ir melhorando a sua dicção.

  79. Obrigada! Fico um pouco mais tranquilizada. Logo conversarei pessoalmente com a minha dentista…é que percebi a mordida torta hoje e fiquei absolutamente desesperada rs

    Obrigada mais uma vez;

    Carol

  80. Olá Dra, gostaria de uma opinião. Tenho 16 anos e estou fazendo a dijunsão palatina, até agora foram 16 dias de ativação, com 9 voltas completas. Dá pra imaginar como está o espaço dos meus dentes né? Esse tratamento está tirando minha autoestima, minha dentista sabe disso e acha que é drama. Logo após que vi uma postagem no blog ortodontista.net, vi uma nova esperança pra reconstruir o que eu havia perdido. Fui conversar com ela sobre a resina, ela falou que não era preciso porque se fecharia em menos de um mês, que valeria a pena, que isso e aquilo, mas nem buscou me explicar o que aconteceria e tal. Desde o inicio do tratamento, percebi que ela é focada apenas no clinico, acho que pelo fato de ser uma faculdade de pós-graduação, não estão nem aí com o que o paciente sente ou deixa de sentir. Voltarei na segunda dia 23/07 verificar se a mordida descruzou, como sei que não tem papo com ela, gostaria de saber se há algum ponto negativo em ir em outro dentista fazer essa reconstrução? Traria algum maleficio ao tratamento? Se possivel me responda o mais breve. Obrigado!

    • Bruna, eu acho que se você vai usar o aparelho fixo não há necessidade de fechar o espaço que se abriu com resina. Isso porque a resina é geralmente usada quando a pessoa não pensa em por aparelho e, inevitavelmente, essas restaurações terão que ser renovadas de tempos em tempos. Enfim, é verdade: esse espaço vai se fechar em breve. Fechá-lo com resina não traria nenhum malefício (embora diminua um pouco o espaço ganho na disjunção) mas, igualmente, nenhum benefício (a não ser fechar o espaço um pouco mais rápido). Eu, particularmente, esperaria o aparelho fazer seu trabalho… mas compreendo a sua ansiedade. Dá pra esperar? :)

  81. Olá Doutora tenho 32 anos já fui a varias clinicas fiz avaliações para colocar aparelho e quase todos me disseram que não posso pois meu caso é cirúrgico e bem grave, e como é caro eu nem fui adiante, porem fui em outra clinica conversei com a doutora muito interessada por sinal, e ela me disse que pode ter jeito de melhorar a minha mordida cruzada e a minha aparência sem necessariamente fazer a cirurgia fiquei bem empolgada pois é meu sonho melhorar minha aparência, mas fico com medo de acreditar depois de tantos nãos que eu ouvi por ai. Então pela sua experiencia vc acha que na minha idade tenho chances de melhorar, ela vai tentar com o expansor palatino.
    Obrigada pela atenção.

    • Jordana, eu acho que sempre vale a tentativa. Mas realmente: na sua idade a chance de ocorrer a separação dos ossos do céu da boca diminui, porque eles já estão “soldados”… a época ideal pra isso é a fase de crescimento. A disjunção cirúrgica teria um resultado mais previsível.

      Bom, tentem! Eu espero que dê tudo certo.

  82. Boa Noite Dra. Ana Tokus,
    Minha dentista fez um encaminhamento pra mim fazer uma radiografia do dente 27 superior para saber se posso esta fazendo o uso do expansor. Minha dúvida é: Uso aparelho fixo a 9 meses, caso for usar esse expansor terei que tirar o aparelho fixo? Caso tenha que tirar esse procedimento poderá atrasar meu tratamento?

    Ótima Noite!

    • Oi Mayla! Para usar o disjuntor você não precisará remover os bráquetes do aparelho fixo mas, na parte de cima, não vai ser possível colocar o arco (fio), porque ele restringiria o movimento e impediria a separação dos ossos do céu da boca. Seu tratamento não será atrasado não, até porque o uso do disjuntor vai proporcionar o ganho de espaço e facilitar o alinhamento dos dentes.

  83. Olá, uso esse aparelho há 2 meses, a cimentação não segurou a banda e com isso ficava soltando, eu aguniado ficava mexendo direto com a lingua e hoje quebrou a banda, quebrou mesmo, ai guardei ela e vo segunda recolocar, minha pergunta é o seguinte, pra fazer o conserto faz na hora na lo dentista ou tem que levar pro laboratório?

    • Felipe, acredito que será preciso remover o aparelho e mandar para o laboratório para consertar. Isso porque, se a banda quebrou, terá que ser substituída e a nova precisará ser soldada na estrutura do aparelho. Mas, dependendo da fase em que você se encontra do tratamento, talvez seu dentista apenas faça algum ajuste pra que o aparelho não machuque você e mantenha assim mesmo até o final do período de contenção (época em que o aparelho não é ativado).

  84. Olá Drª!
    Bem, tenho16 anos e coloquei o aparelho a 3 meses atrás (o fixo) e agora a um mês atrás, coloquei esse do céu da boca. Como eu tenho o céu da boca fechadíssimo, minha dentista falou pra da a voltinha apenas uma vez por dia, pois acaba sempre me machucando muito. Estou fazendo os procedimentos corretamente.. Mas, lendo algumas coisas que a senhora falou, fiquei um pouco com ‘medo’ dessa tal separação dos dentes da frente, pois já tenho os dentes da frente grande… Mesmo assim eles irão se separar? Outra pergunta que se possível gostaria da sua resposta.. Bem, fiz um canal em um dente da frente, só que meu dente ficou meio preto… Conversei com minha dentista mas ela me disse que todo canal fica meio escuro, porém, eu conheço algumas pessoas que também fizeram e não tem o dente preto… É normal? Minha doutora disse que nem após retirar o aparelho e fazer o clareamento ele fique branco. Isso me deixa muito irritada pois me zoam muito.
    Desde já fico muito agradecida!

    • Vanessa, a separação dos dentes da frente nem sempre ocorre, mesmo quando a disjunção dá certo. Mas se ela ocorre, é um sinal confiável de que a separação dos ossos do céu da boca deu certo. Ou seja: se acontecer, é bom. E não se preocupe, o espaço vai se fechar de forma relativamente rápida, geralmente ainda enquanto você usa esse aparelho (o que dura de 3 e 4 meses, entre as fases de ativação e contenção).

      Quanto ao dente escurecido por causa do canal: isso é bastante comum. Sua dentista está sendo bastante realista, mas existem opções para melhorar esse problema: o clareamento interno (veja aqui: http://medodedentista.com.br/2011/08/clareamento-em-dente-com-tratamento-de-canal.html) e, no caso de você não ficar satisfeita com a cor mesmo assim, uma faceta (que é uma restauração que cobre toda a parte da frente do dente, e a cor dessa restauração, por ser escolhida, certamente vai ficar igual à cor dos demais dentes).

  85. Bom coloquei o separador hoje, e a dentista falou que vou ter que usar o expansor por 2 meses, e depois colocar o aparelho fixo. Estou sentindo muita dor com o separador a dentista falou para eu tomar dipirona embora não tenha adiantado nada. To com muito medo de usar o expansor porque tenho medo de afetar a fala, de doer, como vai ficar minha aparência… ou seja, to bem nervosa! Queria saber se vai mudar algo na fala, se vou sentir dor…
    Obrigada!

    • Larissa, quando a disjunção ocorre direitinho geralmente os pacientes não reclamam de dor… talvez apenas um formigamento no céu da boca. O separador é chato mesmo, mas a boa notícia é que, removendo-o, a dor cessa na hora. O aparelho não afeta a fala necessariamente, é mais uma questão de adaptação do paciente mesmo. Vá tranquila que vai valer a pena. :)

  86. Aconteceu isso mesmo doutora, vou recolocar dia 1 de agosto, mas ele botou o separador pra por as bandas, mas eu ja usei isso 1 mês, ai minha dúvida e o seguinte, eu já usei pra que colocar de novo? Eles voltam como eram antes? E se o separador cair tem problema, ou vou ser preciso voltar lá pra botar de novo, Obrigado.

    • Felipe, tem colocar o separador de novo mesmo… os dentes voltam a se juntar e, se não colocar, as bandas não entram. Se o separador cair, é preciso voltar sim… a não ser que ele caia no dia da consulta. Porque há uma grande chance do espaço fechar e o aparelho não entrar.

  87. Com quanto tempo os dentes se juntam sem o separador ?

    • No mesmo dia, Felipe. O espaço aberto é bem pequeno, só pra entrar a banda mesmo. Por isso, se o separador cair, é bom procurar o dentista.

  88. Uso aparelho hirax desde fevereiro e ate nem tirou quanto tempo maximo pra ficar com esse aparelho?

    • Gabriele, geralmente ele fica entre 3 e 4 meses… mas tudo depende do planejamento do seu dentista.

  89. Bom dia!

    Tenho 34 anos,minha mordida é cruzada.
    Eu posso usar um aparelho expansor?
    Qual seria o melhor tratamento para o meu caso?

    • Bento, aos 34 anos a sutura que une os ossos do céu da boca já está “soldada” há tempos. Dificilmente se consegue uma disjunção nessa idade sem o auxílio de uma cirurgia, embora o uso do disjuntor possa levar a um ganho de espaço pela inclinação dos dentes (se eles estiverem muito “para dentro”). É dificil dizer qual o melhor tratamento para o seu caso sem examiná-lo.

  90. Doutora, estou usando o hyrax ha 12 dias, abrindo 1 vez de manhã e 1 de noite.Tive manutenção ontem e o dentista pediu pra mim abrir mais uma semana, até terça que vem. Meus dentes já abriram bastante, me sinto horrivel e minha autoestima detonada. Até semana que vem vai estar muuuito mais abertos do que já estão. Pesquisei e vi que tem uma reconstrução a resina, se eu fizésse poderia prejudicar a disjunção? É caro pra fazer essa resina? Estouu desesperada, me ajude …

    • Fernanda, compreendo sua ansiedade com relação a esse espaço… mas fechá-lo com resina não é a melhor solução, pois a ideia da disjunção é justamente ganhar espaço. Peço que você tenha mais um pouquinho de paciência… esse espaço vai se fechar espontaneamente ainda na fase de contenção (quando o aparelho não é mais ativado). Isso leva uns 3 meses. E, o pouco que por acaso não se feche, será rapidamente fechado com o aparelho fixo. Fique firme! :)

    • Fernanda , fica tranquila ! Estava dessa mesma forma que você , chorei antes , durante e depois de ver o estrago . Mas nada na vida é facil , precisamos passar por uma fase feia pra ficar linda o resto da vida . Fazem 10 dias que eu travei o aparelho , já deu pra perceber que fechou um pouquinho . Um mês passa rapido ;)

  91. Estou ha 5 meses já e nem vejo nenhuma melhora e ele nem fala nada, vou pedir pra ele tirar ou ele por o fixo logo porque fica todo esse tempo esse aparelho, nem aguento mais, nem consigo ver melhora, obrigada Ana.

  92. Tenho 19 anos e ha 15 dias estou usando o hyrax e ha 3 meses o aparelho fixo, os dentes da frente se abriu bastante e ja fui ao dentista, ele disse q na minha idade isso e raro mais ta otimo, sera q no proximo mes eu vou colocar aquele ferrinho nos brakets, ou seja, nas pedrinhas ???? Bjao

    • Gessica, acredito que seu dentista vai esperar mais um pouco para colocar o arco, pelo menos durante a fase de contenção do Hyrax (que leva uns 3 meses). Mas, se ele julgar que deve, pode ser que o faça antes.

  93. Ola doutora, adorei este blog e sua dedicação tmbm, vc é muito atenciosa, parabéns!!! Tenho 33 anos e estou usando hirax há 8 dias, minha mordida é cruzada apenas do lado esquerdo então este aparelho possui uma espécie de apoio de acrílico no lado direito que fica encostado no pré-molar inferior, para que não abra este lado, o problema que ontem comecei a sentir muita dor na hora de ativar o aparelho, isso não estava acontecendo, o lado que não é pra abrir ta latejando e o dente que ta a banda dói muito, e a mucosa do céu da boca ta inchado, fui hoje falar com minha dentista e ela não estava, sendo que ontem era minha consulta e ela faltou, o médico que me atendeu disse para parar de ativa-lo, pq será que o lado que não é pra abrir é que ta incomodando? Notei que o aparelho ta bem aberto nem tem espaço para ser ativado, por isso que ta me machucando. Será que vale a pena na minha idade passar por isso? E mesmo que não ganhe espaço eu não quero fazer cirurgia, então será que extraindo um dente não é o mesmo resultado? Um abraço, bom trabalho, obrigada!!!!

    • Edna, obrigada. :)

      Provavelmente a dor é por causa da resistência do seu céu da boca em abrir do lado direito, o que comprime a mucosa. Na sua idade, realmente, a disjunção costuma não ocorrer a contento sem que se faça cirurgia… mas, de qualquer forma, ganha-se espaço pela inclinação dos dentes. Como você tem mordida cruzada, apenas extrair dentes não resolveria o problema, pois o espaço seria ganho mas a mordida continuaria cruzada. Abraço!

  94. Prezada Dra. Ana
    Tenho que fazer a cirurgia de expansão maxilar assistida… provavelmente o aparelho usado será o Haas… porém como já fiz muitas cirurgias no meu corpo, (extração de amígdalas, ooferectomia, videolaparoscopia, safenectomia, 1 cesarea… eu estou APAVORADA. Tenho 41 anos e prefereria ter outro filho… Estou com mais medo do pós-operatório e tbém porque nesta mesma cirurgia preciso retirar 3 cisos. Ele recomenda aproveitar que estarei sob anestesia geral. O que a Sra. acha sobre tudo isso???

    • Adriana, eu acho que é uma ótima ideia aproveitar a anestesia geral e resolver tudo de uma vez. O pós-operatório pode ser chato? Sem dúvida. Mas aí “já foi”, né?! Vejo muita gente aqui no blog querendo exatamente isso: uma forma de “dormir” e a cordar com tudo resolvido. Eu acho que é uma boa, mesmo que o pós-operatório não vá ser fácil.

  95. Olá Ana!
    Tenho 40 anos e meu dentista sugeriu que eu fizesse a expansão. Me indicaram o aparelho expansor. Lendo os comentários fiquei na dúvida sobre o que devo fazer. Preciso fazer a expansão pois penso que inclusive minha dificuldade respiratória e infecçõezinhas auditivas estejam ligadas a formação ossea da boca.
    Quanto à cirurgia gostaria de não precisar fazer pois não posso angolir sangue, pois ja tive problemas sérios com isso quando fiz uma rinoplastia para melhorar a respiração.
    Gostaria de maiores esclarecimentos sobre estes procedimentos todos, pois realmente preciso “reformar a boca” hehehe, e o mais breve possivel.
    Se puderes me responder por e-mail agradeço muito (se não for pedir muito) Obrigada.
    Grata antecipadamente,
    Judite.

    • Judite, na sua idade acho improvável que os ossos do céu da boca se separem sem cirurgia, pois a sutura que une os ossos já está há muito tempo “soldada”. A cirurgia consiste basicamente em separar esses ossos para permitir a disjunção das maxilas.

  96. Olá Dr ª Ana, tenho 13 anos, estou gostando muito do seu blog estou tirando bastante duvidas. Mas lá vem o meu problema, hoje está fazendo uma semana que eu coloquei o disjuntor e minha mãe esqueceu de ativa-lo hoje de manhã, ela vai ter que ativar só agora á noite, queria saber se vai ocorrer algum problema pois ela esqueceu somente hoje e apenas nessa uma semana com o aparelho, também estou sentindo muita dor porque de ontem pra hoje meus dentes já estão bem separados. Também estou muiiito nervosa porque vou ter que usar á Máscara facial !! Me ajudeeee…
    Obrigada :)

    • Isabella, sem problema ter esquecido… é só continuar ativando como seu dentista orientou. A máscara facial é tranquila, bem mais que o disjuntor. Você vai tirar de letra. :)

  97. Dra. Ana, tenho 33 anos e tenho mordida cruzada e 02 caninos no céu da boca, a minha Dra disse que preciso extrair os caninos no ceu da boca e usar o espacador para arrumar a mordida cruzada, porém ela disse que nao ira mexer no osso somente mexera nos dentes para eles afastarem para descruzar a mordida….e possivel afastar somente os dentes para arrumar a mordida cruzada e quanto tempo demora?
    Obs: Muito esclarecedor as suas respostas no blog, amei este blog.

    • Simone, obrigada :). Quando a mordida cruzada é apenas dentária e não esquelética, pode ser corrigida mexendo só na posição dos dentes mesmo. O tempo que isso leva é bastante variável, depende do tipo de mordida cruzada e da mecânica que será utilizada.

      • Boa noite Dra. Ana, como sei se e dentaria ou esquelética? O método que ela ira usar será o aparelho movel, apenas para os dentes se inclinarem um pouco para encaixar direito os dentes de cima com os de baixo… será que ira funcionar? Neste método a senhora acha que ira demorar muito tempo? Agradeço muito a senhora por ter esse blog e ajudar muito a gente… A senhora e D++++++++++.

        • “Mordida cruzada esquelética” acontece quando a causa dela não é só dentes tortos, mas ossos desfavoráveis. Se a sua dentista disse que vai usar um aparelho removível e que é possível resolver apenas inclinando os dentes, não deve ser o seu caso. E o tempo de tratamento, para esse problema de mordida específico, não deve ser muito grande, questão de meses… depende do caso.

          E obrigada pelo carinho. :)

  98. Olá Ana, bom, eu coloquei o aparelho fixo na sexta-feira com o separador, e segunda vou colocar no céu da boca. Estou sofrendo muito com o separador mas estou tomando remédio. Tenho 14 anos e gostaria de saber o que o aparelho no céu da boca vai fazer de diferente (não sei o nome do aparelho). E eu estou muito nervosa ainda mais porque minha boca está cortada. Obrigada.

    • Tamires, o aparelho disjuntor palatino serve para separar os ossos que formam o céu da boca. É usado em casos de mordida cruzada posterior (quando os dentes de cima mordem por dentro dos debaixo, o certo é o contrário) e, também, para se ganhar espaço no arco. Se sua boca está ferida, converse com o seu dentista para ele prescrever alguma pomada cicatrizante. Existem “cerinhas” ortodônticas que ajudam a proteger a boca do atrito com o aparelho, também.

  99. Doutora, o blog é bastante esclarecedor, me deixou mais calma quanto o uso do Hyrax, que por acaso me tirou muitas noite de sono.
    Com 16 anos eu usava o Hass, porem o dente no qual o aparelho se apoiava não suportou, quando o aparelho se desprendeu da minha boca, o disjuntor palatino ainda estava na fase de ativações e o diastema tinha cerca de 1cm, esse espaçamento entre os dente desapareceu cerca de 4 horas depois da quebra do dente (remoção do disjuntor), tive muita dor, especialmente no nariz, e depois do incidente não quis recolocar o aparelho, até agora..
    Hoje com 18 anos, uso o Hyrax (que apesar de muito desconfortável, nem se compara ao Hass), já ativei o aparelho 19x, devo continuar ativando por mais uns 2 ou 3 dias.
    O desconforto é menor comparado aos primeiros dias de uso, mais ainda incomoda bastante.
    Minha alimentação se resume basicamente em líquidos e minha cabeça e nariz doí constantemente, mas nada disso me incomoda tanto quanto o diastema.
    Gostaria de saber sobre esse espaçamento, vai demorar desaparecer?
    Ah, acho que é importante ressaltar que uso também o aparelho fixo, que inicialmente me fazia acreditar que impediria o diastema, mais que definitivamente não faz diferença nenhuma.
    Desde já agradeço, abraços.
    Larissa Oliveira.

    • Larissa, o diastema costuma se fechar ainda no período de contenção do aparelho (quando ele não é mais ativado), o que deve levar de 3 a 4 meses. O que não se fechar espontaneamente nesse período será fechado pelo aparelho fixo, posteriormente.

  100. O aparelho hass alinha os dentes?

    • Não, Gabriele. O Haas serve serve para separar os ossos que formam o céu da boca, o que gera espaço no arco e é uma estratégia muito usada para corrigir mordidas cruzadas posteriores.

  101. Doutora me ajuda, meus separadores caíram hoje, mas eu vo instalar o aparelho quarta-feira, tenho que voltar lá ou posso aguardar até o dia da consulta ?

    OBS: Meu dentes são um pouco separado, isso pode ajuda em algo ?

    • Phelipe, o ideal é voltar no dentista, pois pode ser que na quarta-feira as bandas do aparelho não entrem.

  102. Eu olhei no espelho e meus dentes estão muitos separados, até quando eu fica a sujeita na brecha, será que daqui pra lá ainda vai ter o espaço ?

    • Phelipe, pode ser. Pode ser, até, que os separadaores tenham caído porque estavam frouxos, visto que os seus dentes são separados. Tomara que seja isso mesmo, senão pode acontecer de não ser possível instalar seu aparelho na quarta-feira.

  103. Os separadores caíram 2 vezes doutora, acho que não é normal, meus dentes são muitos separados, principalmente os molares.

    • Então talvez não haja problema. Saberemos na quarta. :)

      • Pronto doutora, instalei já tudo perfeito, e ainda tinha espaço.

        • Bom saber Phelipe… bem melhor assim! :)

  104. Olá, tenho 21 anos e uso o disjunto Hyrax, ativei ele durante duas semanas e os meus dentes da frente ficaram bem separados, ai minha dentista entaum pediu para eu parar de ativar. Tem 1 semana que não ativo mais, mas os meus dentes da frente já fecharam completamente. É normal os dentes fecharem tão rápido, pois dizem que levam bastante tempo para eles fecharem.

    • Daniele, é comum sim. E pode ficar bem feliz, aos 21 anos a disjunção palatina é uma incógnita. Além de ter dado certo, o espaço entre os dentes fechou rapidinho… isso é excelente! :)

      • Muito obrigada doutora pela resposta. Estou mais aliviada agora, pois pensei que tivesse alguma coisa errada.
        Um abraço e um ótimo trabalho!!!

  105. O Doutora, é normal meu separador ter caido e o dente ainda ta doendo ?

    • O dente foi movimentado… ele pode ficar sensível durante um tempo.

  106. Olá! Tenho 18 anos, meu palato é bastante estreito, algo como um dedo de diâmetro mesmo. Tão estreito que meus caninos são bastante elevados e basicamente meu sorriso é constituído dos meus dois dentes frontais e os caninos salientes, já que os laterais ficam “escondidos”, resumindo: eu pareço um primo distante do Bob Esponja. Se eu puser o aparelho disjuntor o quanto antes, quais são as minhas chances de o tratamento fazer efeito?

    • João, você está na idade limite pra usar o disjuntor com ótimas possibilidade da disjunção palatina acontecer direitinho. Converse com o seu dentista / ortodontista a respeito, mas as chances são ótimas.

  107. Ola Drª, estou usando esse aparelho ha seis dias, minha mordida é cruzada e os dentes de cima nao encostam no debaixo, hoje abriu um espaço entre meus dentes da frente, senti uma dor horrível, mas enfim, gostaria de saber se ao final da utilização desse aparelho e do outro modelo fixo meus dentes vão encostar.
    Confesso que estou com um pouco de medo desse espaço não se fechar e ao final o tratamento não funcionar.
    Quais as chances??
    Boa Tarde.

    • Bianca, fique tranquila: o espaço vai fechar sim. Geralmente ele fecha ainda no período de contenção do aparelho (quando ele não é ativado), o que leva até 4 meses. Se ainda houver espaço depois desse período, o aparelho fixo se encarregará de fechá-lo.

  108. Pelo amor de Deus, tenho 19 anos e to desesperada, nao quero usar esse aparelho ai q separa os dentes, minha dentista disse q minha mordida é um pouco cruzada, queria saber se realmente vou ter q usar esse aparelho, ou se so o fixo adianta ?

    • Thais, se a sua dentista avaliou que o aparelho é necessário… é porque é. Se você não usá-lo possivelmente fica comprometido um bom resultado final, talvez nem seja possível descruzar a sua mordida sem ele. Mas leve essa inquietação para a sua dentista, talvez haja uma outra forma de proceder com o tratamento.

  109. Ola, tenho 13 anos e estou um pouco amedrontado, estou usando separadores que sao aquelas bolinhas que vai nos dentes para separar e amanha estarei colocando este disjuntor, como vi muita gente reclamando de dor… quanto tempo eu terei que ficar com o esse disjuntor, e tem algum risco ou coisa do genero?

    • Vinicius, você está numa idade excelente pra usar o disjuntor… os ossos que formam o seu céu da boca ainda não estão “soldados”, portanto separá-los é bem mais fácil. Dessa forma, deve ocorrer tudo com tranquilidade. Não acho que você vá ter dor, justamente pelo que eu acabei de explicar. Você deve ficar com o aparelho uns 3 meses, e vai ativá-lo apenas no começo desse tempo, algo entre 1 e 2 semanas, geralmente. Mas cada caso é um caso, tudo depende do planejamento do seu ortodontista. Fique tranquilo. :)

  110. Obrigado pela ajuda! Agradeço a atenção!

  111. Olá Dra. Ana! Td bom?
    Bom, estou qse me formando em Odonto tb, inclusive a área que quero seguir é Ortodontia. Acontece que coloquei o Haas tem duas semanas, ativando 1/4 manhã e 1/4 noite. Como eu tenho 23 anos, estava ciente que sentiria dores, pois a sutura já está consolidada. Porém a pressão do acrílico isquemiou a mucosa, e no espaço entre o acrílico e o arco que pressiona o dente, ficou edema enorme em cada lado. A dor tá fora da realidade, muito forte msm. Segunda feira retorno ao dentista (que por sinal é meu professor rs). Mas gostaria de uma opinião. Nesses casos assim, tem como ser feito um alívio ou tem que retirar o disjuntor msm? Sei que a cicatriz já vai ser esperada. Mas não queria tirar, visto que passei por esse processo todo já.

    Ah, parabéns pelo Blog! Mt interessante e útil! :D Abraço.

    • Diego, até dá pra aliviar o aparelho… mas a chance de acontecer essa isquemia de novo é grande. Seu professor vai ter que avaliar bem as possibilidades. Se você está motivado, vale a pena tentar. E obrigada! :) Abraço!

      • Retirei hj o disjuntor. Fim do sofrimento! Mas também pudera: ele não conseguiu abrir a sutura e transferiu toda a força para o palato, terminou “cravando” o acrílico no palato. Tá horrível aki, mas em poucos dias ficará bem, o pior passou. Só com cirurgia assistida agr. Acho q vou aceitar minha mordida cruzada msm! rs
        Abraço Dra. Ana! :D

        • É Diego… às vezes não tem jeito. Mas valeu a tentativa, né?! Será que não dá pra melhorar a sua mordida cruzada só com fixo? Tomara. Abraço!

          • Pior que não. Eu usei fixo durante 6 anos, mas o profissional da época não foi mt “camarada”, deixando essa herança. O disjuntor além de não abrir a sutura, ele tb não alterou em nada a inclinação axial dos dentes. Como a força pra ele é cerca de duas vezes a mais do que a usada no fixo, tenho quase certeza que não daria resultado tb. :/
            Mas é verdade, valeu a tentativa e ficou de aprendizado.
            Obrigado por responder e conseguir dar atenção a td mundo q pergunta aki no blog! :D Abraço.

          • Imagina Diego, fico feliz em ajudar. E olha que não é fácil… :)

  112. Oiiee Dra, eu estou usando este aparelho do céu da boca ja faz duas semanas ele doi muitoo i agora eu percebi ki os meus dois dentes da frente esta se abrindo eu gostaria de saber si ele vai abrir muito ?
    E a minha dentista disse que sexta feira si o ceu da minha boca estiver aberto ela ja vai começar a colar as pecinhas, eu num intendi o que ela quis dizer, será que ela vai colocar o aparelho fixo em mim, por favor me ajudee agradeço desde já…
    OBRIGADO beijoss

    • Deize, se os seus dentes estão se separando é sinal que a disjunção deu certo, o que é ótimo. O quanto esse espaço vai abrir depende do planejamento da sua dentista, mas esse espaço acaba fechando relativamente rápido depois (ainda no período de contenção, quando o aparelho não está sendo ativado). Com “colar as pecinhas” a sua dentista quis dizer que vai instalar os bráquetes do aparelho fixo.

      • Muito obrigadoo Dra por vc sempre estar me ajudando.

        Beijos

        • Por nada, Deize. :)

  113. Doutora como faço para saber se minha mordida descruzou, sem ir no dentista (eu mesma ver) ? A disjunção está dando certo, pois meus dentes da frente se separaram. Terça feira passada fui no dentista, ele disse que era pra mim abrir mais 1 semana (até a próxima terça) 2 veses por dia, 1 de manhã e 1 de noite, então continuei fazendo, até a sexta feira eu fiz certinho, a partir do sabado fiz uma vez só por dia, então ficou para trás 3 ativações. Isso pode me prejudicar, 3 fazem muita diferença? Posso “esquecer” essas três?

    • Fernanda, se você deixou passar essas ativações, “esqueça” elas mesmo. Se for preciso ativar mais vezes, o seu dentista vai orientar você.

  114. Ola, eu uso esse aparelho ha 3 meses e morro de raiva desse aparelho, hoje meus dente no lado direito da bola estão mais tortos, quer dizer um saiu mais pra fora que o outro, entortou mais o lado esquerdo tambem, um entortou mais que os outros, tipo o aparelho no começo foi bem, os dentes abriam tudo correto, foi abrindo retinho, mas hoje um do lado direto e outro do esquedo entortou, abriu mais pro lado direito ou esquerdo, isso da algum problema? Minha lingua esta toda machucada e ta me dando aflita ;s e tambem atrapalha ate de falar ingles jajaja

    • Matheus, qualquer dente que fique torto durante o uso do disjuntor palatino será reposicionado depois com o aparelho fixo, fique tranquilo.

  115. Botei o aparelho Hyrax segunda feira, minha dentista falou pra eu dar uma volta por dia “Ontem deei uma volta” Hoje fuui tenta dar e a chave ñ entrou no buraco =( O que pode ser ?

    • Roger, a chave não deve ter entrado porque na última vez que você ativou o aparelho antes dessa você não deve ter rodado até o fim, aí o buraquinho para colocar a chave ficou “escondido”. Entre em contato com o seu dentista pra ele mostrar pra você como fazer.

  116. Boa tarde Dra, tenho 17 anos botei aparelho no céu da boca do tipo (Hyrax) ha 2 dias, ativo ele 2 vezes por dia mas não sinto dor nenhuma, apenas uma pressão, é normal não sentir dor quando ativa ? BeeijÔ !

    • Ana, é normal sim! Algumas pessoas relatam desconforto, mas não é todo mundo, não. Melhor pra você, né?! :)

  117. Olá, preciso muito de uma opinião.
    Exatamente daqui há um mês farei 19 anos.
    Fui ontem a uma ortodontista e ela disse que tenho mordida cruzada bilateral e terei que fazer uma cirurgia para depois usar o aparelho fixo. Estou muito insegura e com medo, nunca fiz cirurgia alguma e nunca imaginei que precisaria fazer cirurgia para arrumar meus dentes. Não tenho queixa alguma sobre o formato do meu rosto, não vejo nada de anormal. Fiquei assustada pois ela falou que dependendo do caso ela manda aumentar o queixo usando silicone, diminuir o queixo, mudar o nariz e JAMAIS mudaria alguma coisa no meu rosto. Tenho muito medo de ficar deformada, pois não vejo nenhuma alteração no meu rosto, pelo menos não há nenhuma visível.
    Gostaria muito de uma opinião. Desde já, muito obrigado!

    • Sabrina, você não é obrigada a fazer cirurgia se não quiser. Claro que, nesse caso, a correção do seu problema de mordida fica limitada a “o que dá pra fazer, nunca será um resultado perfeito. Se o seu problema é mordida cruzada, creio que você esteja falando de uma disjunção palatina assistida por cirurgia, ou seja, uma cirurgia em que os ossos que formam o céu da boca são separados para facilitar (e até promover) a disjunção. Neste caso, não há motivo algum para o seu rosto mudar (queixo, nariz). Se a cururgia não for essa (ou não apenas essa), as possibilidades do seu rosto mudar são reais… mas não de deformações. Numa cirurgia ortognática é possível colocar os dentes de cima e de baixo mais para frente ou mais para trás, o que gera um novo perfil para o paciente.

  118. Dra a minha dentista vai começar a instalar os bráquetes do aparelho fixo em mim, então eu vou usar dois aparelhos o do ceu da boca e o fixo ?

    Por favor me tire essa duvida.
    Obrigado

    • Isso Deize, são 2 aparelhos diferentes. O do céu da boca você deve remover em 3 ou 4 meses, o dos bráquetes é que vai ficar mais tempo.

  119. Não conseguimos muito bem ativar a contençao.

    • Luana, entre em contato com o seu dentista pra ele explicar novamente. Mas, basicamente, é encaixar a chavinha em um dos buraquinhos do parafuso central e empurrar até o fim (quantas vezes o seu dentista tiver indicado pra fazer isso).

  120. Oii, gostaria de tirar uma duvida… coloquei esse aparelho ontem, e a dentista falou que vai abrir dentro de 2 meses os dentes da frente, eu gostaria de saber se ela vai fechar com o mesmo aparelho do céu da boca, ou com o outro aparelho de pedrinhas ??

    Muitoo obrigada !

    • Renata, com o aparelho de “pedrinhas” (bráquetes). Mas parte desse espaço (às vezes até todo ele) vai fechar ainda na fase de contenção (quando o aparelho não está sendo mais ativado mas você ainda fica com ele para estabilizar a novo posição dos ossos que formam o céu da boca).

  121. ola, coloquei um batente anterior, eu nao entendo muito ne hehe só que trabalho numa estética e preciso conversar e o que a dentista colocou em mim, é muito ruim de falar pois falo errado e tal, o nome dele é batente de resina ou algo assim, é horrivel ele tem tipo um quadradinho que fica no ceu da boca para não fechar a mordida pois ela é profunda, sera que eu peço pra tirar? Tem outro que possa dar o mesmo resultado, mas que deixe eu falando normal hehe?

    • Richard, isso que você descreveu se chama “levante” e serve exatamente para ajudar a corrigir a sua mordida profunda. Se você pedir para remover, seu tratamento fica comprometido. Existem outras formas de se fazer isso, seria interessante você conversar com a sua dentista pra ver se ela pode trocar.

  122. Dra.
    E no caso da disjunção cirurgicamente assistida?
    O fechamento do diastema ocorre da mesma forma, em torno de tres à quatro meses, ou só com auxílio do aparelho ortodôntico e em quanto tempo após a cirurgia???
    Farei a minha disjunção no início do mês que vem, mas ainda resta essa dúvida.
    Obrigada desde já.

    Tábata

    • Tábata, fora o fato de que é preciso uma cirurgia para permitir a disjunção, o resto é igual. O diastema vai fechar ainda no período de contenção do disjuntor (quando ele não é ativado) e, se sobrar espaço ainda, o aparelho fixo se encarregará de fechá-lo.

      • Muito obrigada pela resposta!
        Já ajuda bastante! ^^

  123. Olá!
    Bom, é o seguinte: Estou com esse aparelho do céu faz 2 meses mais ou menos. Estou vendo bastante resultado (e hoje quando fui fazer a manutenção, minha dentista ficou super feliz pois ele está se saindo melhor do que o normal – e melhor do que nos outros pacientes). Bem, dentro desses meses, ela me pediu pra dar a voltinha apenas 1 vez na parte da noite, então segui o recomendado e deu tudo certo! Hoje, quando fui fazer a manutenção ela me pediu pra dar apenas 2 voltinhas ao longo desse mês e parar que ela irá examinar quando eu for refazer a manutenção. Perguntei à ela quando irei tirar e ela me respondeu que com no MINIMO 6 meses à 1 ano… (Achei muiiiiito tempo pois conheço pessoas que usaram e com 4 meses já tinham tirado). Dai, perguntei pra ela o porquê que iria passar tanto tempo, e ela me respondeu que é pra os dentes não se juntarem novamente. Mas, achei meio “errado” isso que ela falou. A senhora por favor poderia falar se é coisa da minha cabeça, ou se existe casos que chegam a ficar 1 ano com o mesmo.
    Agradeço!!

    • Caroline, geralmente esse tipo de aparelho é usado durante uns 4 meses mesmo, é o mais comum. Mas talvez sua dentista vá precisar dele pra algum tipo de movimentação que ela pretende fazer… é uma possibilidade. Não saberia dizer com certeza do que se trata sem examinar você, mas também não vejo motivo pra duvidar do plano de tratamento da sua dentista (até porque eu não o conheço).

  124. O aparelho hass serve pra deixar os dentes alinhados ou só pra expandir o maxilar?

    • Gabriele, de forma direta, só para abrir os ossos do céu da boca mesmo. Mas como ele aumenta o tamanho do arco, acaba ajudando indiretamente a alinhar os dentes também, pois cria espaço no arco.

  125. Existe remédio pra gengivite a minha gengiva está muito vermelha, Ana ouvi dizer que tem o gingilone?

    • Gabriele, remédio pra gengivite é higiene bucal. A gengivite acontece quando a presença constante de placa bacteriana (aquela sujeira branca e áspera que fica sobre os dentes) leva a uma inflamação da margem da gengiva. Para tratar, é preciso remover a placa bacteriana. O Gingilone serviria no caso de alguma ferida ou afta, mas não de gengivite.

  126. Olá Ana, existe esse aparelho para os dentes inferiores? Como chama?
    Obrigado.

    • William, não. A expansão do arco inferior é bem menos comum, até porque a maioria das atresias (falta de espaço e formato não favorável do arco) são na parte de cima. Mas dá pra se ganhar espaço de algumas formas. A própria expansão do arco superior muitas vezes proporciona uma expansão espontânea do arco inferior.

  127. Quando for ativar o aparelho é para baixo ou para cima?

    • Luana, do lado do buraquinho onde é introduzida a chavinha para ativar o aparelho existe uma flechinha indicando a direção correta para ativar o aparelho. É de frente para trás.

  128. Olá Ana, primeiramente gostaria de te elogiar pelos esclarecimentos, são bastante claros.
    Tenho 18 anos e sou portadora de má-oclusão classe III. Daqui há 1 semana farei cirurgia para colocar um expansor fixo no céu da boca pois posteriormente farei cirurgia ortognática. Lendo o que vc colocou e as respostas de alguns comentários, já tirou bastante minhas dúvidas, mas ainda estou com um pouco de medo rsrs.
    A cirurgia em si, é simples?
    Este expansor atrapalha a fala?
    E o pós-operatório é complicado?
    Obrigada!!

    • Obrigada, Danieli. :)

      Não sei exatamente a que tipo de cirurgia ortognática você vai se submeter, seria apenas a separação dos ossos do céu da boca para fazer a disjunção? Pois dentro do termo “cirurgia ortognática” cabe bastante coisa (mudanças de posicão tanto de mandíbula quanto das maxilas, pra frente ou para trás). Sendo só a disjunção assistida cirurgicamente, sim, em princípio é simples… é romper a sutura que une esses ossos e pronto. Claro que cirurgia é cirurgia, então você vai ficar “de molho” uns dias… mas vai passar. Cada organismo se comporta de forma diferente, então é complicado dizer se vai ser “fácil” ou difícil”. O aparelho pode atrapalhar pra falar um pouquinho sim, principalmente no começo, mas tudo é uma questão de adaptação.

  129. Periogard pode usar todos os dias ou tem que ter pausa?

    • O Periogard é um enxaguante bucal à base de clorexidina. A clorexidina, se usada de forma contínua, pode causar alteração de paladar. Qualquer enxaguante bucal (não só os base de clorexidina) deve ser usado apenas com indicação do seu dentista.

  130. Ola, estou com algumas duvidas e medos, tenho 30 anos e meu dentista me disse que antes de colocar o aparelho fixo vou te que usar o expansor. Ja estou com os separadores, ate no dia 27 ai colocarei, estou com medo, dizem que doi e que na minha idade nao resolve. Meu dentista me deixa sempre com duvidas. Estou quase desistindo.

    • Graciela, a ocorrência de dor geralmente não está relacionada com a disjunção em si (a separação dos ossos que formam o céu da boca), mas com a não-disjunção, ou seja, quando dá errado. Nesse caso, pode haver compressão da mucosa que reveste o céu da boca, e essa compressão causa isquemia (falta de irrigação de sangue na região) e consequentes feridas no local. Mas essa é uma complicação, não estou dizendo que vai acontecer com você. A idade mais garantida para que a disjunção de certo, principalmente em mulheres, é na fase de crescimento, ou seja, infância e adolescência.

  131. Oi Dra, tudo bem? Há alguns meses atrás, passei por aqui bem desesperada em relação a minha expansão, realmente o medo do antes, o desespero do inicio tiraram minha paciencia, rs . Fazem quase 2 meses que eu estou com o aparelho, e com ele travado há 4 semanas, o diastema foi de 3 mm, mas ainda não fechou totalmente acredita? Mas o pior já passou. O que eu gostaria de tirar duvidas, é em relação a duas coisas. Desde o principio, a banda do pré molar esquerdo ficou “grande” sabe? Entrando comida no espaço, já conversei com a dentista, segundo ela é “NORMAL” , não, não é eu sei. Porém de uns dias pra cá, venho reparando que ela tá bem descida, de um lado não tá encostando a parte metalica entre os dentes, ou seja o aparelho tá sendo segurado pelas outras partes. Isso é normal mesmo? O que posso fazer pra melhorar isso? E a segunda duvida é que, minha dentista “parece” querer enrolar, vendo que estou com o aparelho a 2 meses, já está travado diminuindo os espaços e tal, ela só quer colocar o fixo no fim de setembro ou outubro, isso é procedimento mesmo?

    Obrigada

    • Bruna, fico feliz que o “pior” já tenha passado. :)

      Realmente, o ideal é que todas as bandas estejam bem fixas… mas isso não deve prejudicar seu tratamento, até porque daqui a pouco você vai remover o aparelho. Para consertar essas banda, seria preciso removê-lo antes e depois recolocá-lo. Muito “estresse” para pouco benefício.

      O aparelho fixo geralmente é colocado depois da remoção do disjuntor mesmo. Sua dentista até poderia colar os bráquetes antes, mas não há benefício real pra você, isso não “apressaria” seu tratamento.

  132. Dra, tive duas avaliações diferentes para mordida cruzada de meu filho (6,5 anos, nascendo o 3º e 4º permanentes). Uma é para usar o disjuntor logo. Outra para esperar nascer os caninos permanentes e mais um molar em cada lado, pois são nesses que o aparelho se apoia. Tenho medo que essa espera demore alguns anos. Apoiar o aparelho em dentes de leite é contra-indicado?

    • Ricardo, os caninos permanentes vão nascer só lá pelos 11 anos, portanto seria uma espera bem longa sim. Se o dentista acredita ser possível intervir já, melhor. Não há contraindicação em apoiar certos aparelhos ortopédicos, com critério, em dentes de leite.

  133. Dra, 14 anos, tenho mordida cruzada e vou ter que por esse aparelho, estou um pouco “nervoso”, sera que vai doer muito ??? Ah fui extrair um dente, levei 5 anestesias e nao adiantou muito na hora minha mae achou que era medo meu, mas eu nao estava e outras pessoas falaram que o meu dente poderia estar infeccionado o que vc acha???

    • Mauricio, pessoas diferentes sentem de forma diferente. Alguns sentem dor mais fácil, outros não… esse pode ser um motivo, e realmente: quando há um infecção a anestesia pode demorar mais para “pegar”. Quanto ao aparelho: você está numa idade em que a disjunção dos ossos dos céu da boca costuma acontecer sem problemas, portanto acho que você não precisa se preocupar.

  134. Oii! Eu tenho uma amiga q tirou o aparelho mas colocou um fio no ceu da boca, sera q eu vou ter q colocar???

    • Dani, difícil dizer… eu teria que examinar você e conhecer o plano de tratamento do seu dentista. Esse “fio” deve ser uma barra palatina, que é usada para alguns tipos de movimentação. Se você não precisar dela, certamente seu dentista não usará. Cada caso é um caso.

  135. Dra.
    Coloquei esse aparelho ha umas duas semanas, como faço pra fazer a limpeza correta?
    A comida vai toda pra cima do aparelho e dificulta demais pra comer.

    • Rafael, uma ideia é entrar com um fio dental por baixo do aparelho para remover os resíduos alimentares. Use um “passa-fio”, aquelas “agulhinhas” plásticas que têm pra vender na farmácia, vai ajudar a passar o fio dental por cima do parafuso do aparelho.

  136. Eu gostaria de saber sobre o aparelho do ceu da boca, meu filho tem nove anos, eu levei ele no dentista, ai a dentista disse que ele precisa usar esse aparelho, eu fiz todos os procedimentos, panoramica, modelo de estudo, ai ela disse que esse aparelho e pra quebrar o osso do ceu da boca e que precisaria extrair dois dentes do fundo da boca dele, e esses dentes sao permanentes isso esta correto? Me responda por favor.

    • Clarice, esse aparelho serve para isso mesmo, para romper a sutura que une os 2 ossos que formam o céu da boca. Não tenho como saber se está certo ou errado a decisão de extrair 2 dentes do seu filho, pois não o examinei nem tive oportunidade de ver nenhum exame dele. Converse com a dentista, peça pra ela explicar o motivo dessas extrações.

  137. Ola Dra, eu tenho 26 anos e com 21 coloquei uma aprelho no céu da boca, me lembro q era muito dolorido qdo ativava, parecia q tava abrindo a cabeça. rs E hj meu filho de 6 anos colocou um aparelho no céu da boca tbm, o dentista pediu pra eu ativar todos os dias, ele ainda ta reclamando muito, pois ta incomodando. To um pouco com medo de ativar, será q ele vai sentir as mesmas dores q eu sentia?

    • Helena, certamente não. Isso porque, no seu caso, a sutura que une os ossos que formam o céu da boca já estava “soldada”, enquanto no caso do seu filho, não. Vai ser muito mais fácil fazer a disjunção no caso dele, pode ativar o aparelho segundo a orientação do dentista.

  138. Ola, estou muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito nervosa, hoje vou ao dentista colocar aquelas “borrachas” chatas que por sinal… rsrs
    Mais enfim, vou coloca-las para semana que vem colocar esse aparelho. Eu estou com muiiiiiiiiiiiiiito medo, me falaram que dói muito, to muito nervosa, queria saber por quanto tempo vou ficar sentindo dor? Meu aniversário está chegando e eu quero muito poder comer de tudo que é petiscos e doces da minha festa… Meu ajuda to muito nervosa :/

    • Aline, se a gente for levar a sério todas as histórias “de terror” que escuta de gente que QUASE MORREU no dentista… veja esse texto: http://medodedentista.com.br/2011/09/fui-no-dentista-e-quase-morri.html

      O aparelho pode incomodar um pouco sim… mas também não é o fim do mundo. Você vai ter que ativá-lo direitinho e procurar higienizá-lo sempre. E o uso do aparelho disjuntor é por pouco tempo, uns 4 meses mais ou menos. Vá tranquila, não viva o medo dos outros. :)

  139. Colocar aparelho no céu da boca doi????????

    • Alice, varia de pessoa pra pessoa… mas geralmente não. Pode incomodar sim, pois a língua fica batendo ali e é chato pra limpar… mas dor mesmo, se a disjunção (a separação dos ossos do céu da boca) estiver ocorrendo sem problemas, não é comum.

  140. Bom dia doutora!
    Bom, meu caso é o seguinte: coloquei o expansor exato dia 14 de maio, então no começo estava indo tudo bem… Meu dentista me pediu pra ativar apenas uma vez por dia, de preferencia com 24 horas de diferença, então fiz do jeitinho que ele pediu. Fui fazer a primeira manutenção em junho e ele pediu pra continuar dando apenas uma voltinha, e em julho ele havia me falado à mesma coisa… Agora, nesse mês de agosto, quando fui fazer, ele me pediu pra da apenas três voltas ao longo do mês e na próxima consulta ele iria ver se eu deveria abrir mais, ou não… Então, nessa semana, na segunda-feira, senti uma dor horrível ao comer, e bem perto de onde o aparelho fica. Fui ver no espelho o que tinha acontecido, e havia criado uma bolha vermelha que estava me incomodando demais… Passou a segunda, na terça, mas na quarta eu não aguentei! Liguei pra ele e disse que iria lá pois tinha algo de errado… Chegando lá, ele me disse que iriamos ter que remove-lo pois ele tinha inflamado, e a minha gengiva estava toda machucada, e me pediu pra voltar na segunda… Fiquei meio inseguro porque tenho primos e amigos que usam e nunca aconteceu nada. Isso pode acontecer?
    Outra dúvida, ele me disse que eu iria ter que usa-lo cerca de 1 ano, pois senão os dentes iriam se juntar novamente (mas é o primeiro caso que ouço assim). Ah, tenho 16 anos.
    Ficarei muito grato se me responder, pois estou com um pouco de medo quanto à isso. Obrigado! :P

    • Luis, sim, isso acontece. Às vezes o aparelho pressiona o céu da boca de tal forma que cria uma isquemia, ou seja, diminui ou interrompe o fluxo sanguíneo na região. Resultado: uma bela de uma ferida. A forma de se fazer a expansão depende do caso e do plano de tratamento. No seu caso, foi feita uma expansão lenta.

  141. Existe alguma possibilidade de substituir o expansor em estado de contenção por uma barra palatina?

    • Bruna, ótima (e inusitada) pergunta. :)

      A barra palatina manteria os dentes posteriores à mesma distãncia, mas confesso que não sei se seria suficiente como contenção, pois os dentes anteriores ficariam sem nada que os mantivesse em posição. Quem sabe 2 barras palatinas… converse com seu ortodontista a esse respeito. Ainda: seria preciso remover o aparelho, moldar você para confeccionar a barra e recolocar o aparelho até que a barra (ou barras) ficassem prontas para só então remover o aparelho em definitivo e instalar a barra. Um trabalhão…

  142. Eu estou com o aparelho fixo faz um mês e vou colocar quinta-feira o aparelho no céu da boca. Só que tem um problema, eu já quebrei um anel inteiro e o outro o “ferrinho” que segura o arco, vou ter que usar separador novamente?

    • Gabrielle, não sei se eu entendi bem a sua descrição, mas basicamente é isso: se você estiver com as bandas (os anéis metálicos) em posição ainda, não há necessidade de usar os separadores novamente. Se você não está com as bandas, aí sim: será preciso separar os dentes novamente, senão as bandas do aparelho não vão encaixar.

  143. Então, seria mais uma vez, muito trabalho pra pouca ação né? rs
    Minha dentista vai deixar o aparelho em estado de contenção por mais 4 meses, vai render muito mais incomodo, mas o “pior” já passou.
    Obrigado pelas respostas esclarecedoras, desde a epoca do “trauma por saber que vai usar um aparelho de tortura medieval” até a parte do “o pior passou” Continue assim, parabéns!

    • Ahauahauaha! Obrigada. ;)

  144. Ola••• eu queria saber se vou ter q usar este aparelho, tenho 13 anos e meus dois dentes da frente são tortos e acavalados. Sera q vou ter q colocar para separa-los???? E cirurgia resolve??

    Mtu obrigado adorei o site.

    • Mariana, não dá pra dizer com certeza sem examinar você… nem se você precisa usar o aparelho que vai no céu da boca e nem se seria necessário algum tipo de cirurgia. Procure um dentista/ortodontista para avaliar.

      E obrigada.

  145. Boa tarde Dra,
    Coloquei o aparelho disjuntor dia 16 de agosto e minha dentista pediu pra que eu ativasse uma vez todo dia, e me disse que no proximo mês quando eu voltasse queria um espaço nos meu dentes da frente que coubesse outro dente e estou preocupada pois já tem mais de 10 dias que ativo e eles não se afastaram nem 1 milímetro. =(
    Estou muito preocupada, isso é normal?

    • Aline, 2 coisas podem estar ocorrendo: ou a disjunção não está acontecendo ou os seus dentes estão fechando na mesma velocidade que os ossos que formam o seu céu da boca estão abrindo. Para mulheres, o ideal é fazer a disjunção até a época da adolescência, depois disso há uma chance real de que a separação dos ossos não ocorra. Ou seja: se você não for mais adolescente…

  146. Olá Dra, pela primeira vez no blog, adorei *-*
    Gostaria de fazer uma pergunta, que não tenho coragem de fazer pra minha dentista. Coloquei o expansor há algum tempo, e estou com receio de fazer sexo oral. Atrapalharia em algo ou é coisa da minha cabeça?

    Obrigado!

    • Bianca, pode atrapalhar sim… mas confesso que eu não tenho certeza se atrapalha ou não, nunca nenhuma paciente “voltou pra me contar”… :D Acho que o principal problema seria machucar o parceiro, mas não custa tentar! Com cuidado, claro…

  147. Estou usando o aparelho hyrax e continuo com o fixo pode usar os dois ao mesmo tempo?

    • Lucas, pode. Mas se o seu Hyrax estiver em fase de ativação, não dá para passar o arco nos bráquetes. Se estiver como contenção (sem ativar), tudo bem.

  148. Olá… Dra boa noite… Será que vc poderia me ajudar a me esclarecer alguns aspectos sobre esse tipo de aparelho (expansor palatino)? Pois bem… tenho 24 anos coloquei esse tal de aparelho ha 2 dias, ele incomoda muito… sobretudo dores nos ultimos dentes superiores, na fala que modifica o tom, a lingua que fica presa… e salivando demais… Gostaria de saber quanto tempo no máximo ficarei com esse aparelho, pois a dentista me pediu para ativá-lo 2 vezes ao dia e deu um prazo de 2 semanas? E se continuarei salivando e com os dentes doendo, e a lingua, continuará presa?

    • Rafael, aos poucos você deve se adaptar ao uso do aparelho. No começo é chato mesmo, incomoda, mas a tendência é desses desconfortos diminuírem. Você deve ficar com o aparelho uns 3 ou 4 meses, levando em conta o período de ativação + o período de contenção (quando o aparelho não é ativado mais fica em posição para estabilizar a nova posição dos ossos que formam o céu da boca).

  149. Eu tenho 13 anos e to com a Classe III esqueletica, to usando a mascara facial vai fazer 2 meses dia 11/09, mas parece que não moveu quase nada *-* O dente ja esta acima do de baixo faz tempo *-* Ta certo isso?

    • Izabella, difícil dizer sem examinar você. Às vezes o paciente não percebe certas movimentações mesmo, mas se o seu dentista continua recomendando o uso é porque o aparelho ainda está sendo útil.

  150. Obrigado por responder minha pergunta acima, Dra.. E queria fazer outra pergunta, é sobre a ativação, eu estava sentindo um lado mais que o outro e quando olhei meu hyrax está ativando mais para um lado, isso é normal ?

    • Lucas, deve ser impressão sua pelo posicionamento dos dentes, pois os dois ossos se deslocam igualmente.

  151. Boa Noite Dra,

    Tenho 20 anos e vou ter que usar o disjuntor palatino, pra abrir o céu da minha boca e meu sorriso. Eu não sei sorrir, sempre fica forçado e meu rosto estranho, isso tem a ver com os dentes tortos? É verdade que o aparelho vai me ensinar a sorrir corretamente? Outra dúvida, meus dentes vão separar muito devido a minha idade?

    Vou usar por 6 meses e depois que tirar vou colocar o fixo em cima, e embaixo já vou por direto o fixo. É normal também os dentes amarelarem durante o tratamento ortodôntico? E após o término tem algo que eu posso fazer para deixa-los mais brancos?

    Obrigada pela atenção, parabéns pelo seu trabalho!
    Aguardo retorno!
    Sucesso :)

    • Vanessa, é comum, quando o paciente tem dentes tortos, não gostar de sorrir, mesmo inconscientemente. À medida que os dentes começam a se alinhar, a pessoa costuma gostar mais de mostrá-los. Então, até pode-se dizer que o aparelho vai “ensiná-la” a sorrir sim!

      Aos 20 anos você já passou da melhor época para fazer a disjunção palatina (a fase de crescimento), ou seja: pode ser que funcione e pode ser que não funcione. Uma forma de avaliar se está dando certo, é justamente a separação dos dentes da frente. O quanto eles vão se separar, depende de quanto o seu dentista vai pedir ativar o aparelho.

      Nem sempre os dentes ficam amarelados com o uso do aparelho, mas muitos pacientes reclamam disso. Após a remoção do aparelho fixo, é possível fazer um clareamento dental. Abraço!

  152. Bom dia Drª Ana, coloquei o fixo no céu da boca faz dois dias… e sinto muito dificuldade em comer qualquer coisa… dói e eu não sinto muito a comida… é ruim de mastigar!! Isso é normal?? Vai ficar assim até eu tirar ele ou é por pouco tempo??

    Se sim… quanto tempo mais ou menos vou demorar pra voltar a comer normalmente… fora que estou falando pior que o Pato Donald… rsrs…
    Ja usei esse aparelho ha 10 anos mais parei pq juntava muita comida e o gosto era horrível… mas meu dentista de hoje em dia disse que não vai grudar mais comida… pq oq eu usava antes era todo fechado… e esse é um pouco aberto… posso confiar que não ficar grudando comida??
    Desculpa o tanto de perguntas… rs…
    Obrigado!

    • Jair, a fase de adaptação do paciente ao uso do aparelho é meio chata mesmo. Mas aos poucos você vai se acostumando e o incômodo vai diminuir. Coisa de 1 ou 2 semanas. O aparelho que você está usando é mais fácil de limpar mesmo, porque não tem a parte acrílica.

  153. Bom dia Doutora,
    Minha filha colocou o Hass tem aproximadamente um mês, agora colocou a máscara para Hass, o dentista disse que ela talvez fique aproximadamente uns oito meses com ela, só que ela já emagreceu bastante e estou muito preocupada, é necessário ficar esse tempo todo com a máscara? Por favor me tire essa dúvida, porque estou quase interrompendo o tratamento, pois ela não se alimenta mais direito, e realmente não fui orientada para que realmente serve a máscara.. Desde já obrigada.

    • Ana Paula, a máscara é um aparelho ortopédico, ou seja, ela estimula crescimento ósseo. Imagino que a sua filha deva ter as maxilas um pouco mais para trás que o desejado, por isso o uso desse aparelho associado ao Haas: pra trazê-las mais para frente. E esse processo é lento, pode demorar alguns meses sim.

  154. Dr. Ana, boa tarde.
    Meu nome é Alessandra, tenho 30 anos, não tenho dores de dente, graças a Deus desse mal não sofro, porém tenho sentido muitas dores no ombro (na região cervical) e meu maxilar estrala no lado esquerdo, fui ao dentista e ele disse que o fato da mordida errada poderia estar causando essas dores. Tenho a parte superior em posição avançada, não sei se seria o nome sobremordida e o céu da boca fechado, formando um cocho, dando pra encaixar apertado o dedo polegar. Lendo os posts do seu blog, gostaria de saber se vale a pena tentar esse procedimento do disjuntor palatino comigo, porque estive pesquisando sobre a cirurgia ortognática e me assustei! E se você poderia indicar um profissional.
    Obrigada
    Abraços
    Leka

    • Leka, a mordida errada causar esse tipo de dor cervical é uma possibilidade, mas se chegar a esse diagnóstico é algo bem complexo… envolve conceitos de dor irradiada, pontos gatilho, etc.. Melhorar o formato do seu céu da boca seria bom por uma série de motivos, mas não poderia dizer com certeza se isso resolveria sua dor no ombro. Portanto, sugiro que antes de qualquer coisa você procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial e um médico ortopedista, pra tentar cobrir todas as possibilidades.

  155. Boa Tarde Dra… Me esclarece uma coisa… Uso esse aparelho q abre o ceu da boca ha 1 semana… to falando enrolado e parece que a minha lingua ta presa… Será q a minha fala vai voltar ser como o normal, mesmo com esse aparelho? Ou somente tirando-o para ela voltar ? E mais uma pergunta, a saliva incomoda demais… ela diminuirá?? A minha dentista pediu para eu ativa-lo durante duas semanas duas vezes ao dia… Sinto que um molar ja se afastou de outro… Quanto tempo em média esse aparelho fica na gente?
    Muito obrigado…
    Ótimo trabalho…

    • Pedro, você deve se adaptar ao uso do aparelho em breve. Não vou dizer que vai ser IGUAL a como se você não usasse, mas o incômodo vai diminuir. Alguns pacientes relatam mesmo a questão do aumento de salivação, mas isso também tende a se estabilizar. Em princípio, o disjuntor palatino costuma ficar de 90 a 120 dias (somando as fases de ativação e contenção).

  156. Bom Dia Dra.
    Estou usando o disjuntor palatino e estou sentindo uma dor na área do nariz e ouvido, isso é normal? E tambem estou sentido mais os dentes irem pra frente, se expandirem do que os dentes da frente se abrirem isso é comum acontecer? A abertura está pequena, porém sinto os dentes estarem bem fora do lugar que eram, mal mastigo direito por os dentes doerem e em atrito com os inferiores doi, e não mastigo o alimento direito.

    • Fernanda, dependendo da sua idade (se você já é adulta) a disjunção palatina às vezes não ocorre sem que seja feita uma cirurgia para separar os ossos que formam o céu da boca. O que acontece é o que você está relatando: os dentes se inclinam para fora. Essa é uma forma, também, de ganhar espaço, se bem planejada. Dor nunca é algo normal, entre em contato com o seu dentista e relate esses sintomas para que ele possa orientar você a respeito.

  157. Obrigado pelo esclarecimento…
    Dra mais uma pergunta…
    Ja vejo q os meus dentes estao começando a se separar, mas nao sao os dois da frente nao e sim os molares…
    Será q está dando certo? Pois procurei e vi somente que os dentes da frente se separam, fazendo assim a disjunção do palato…
    PENDEX APARELHO (T-REX)… esse é o nome do aparelho q uso, nao sei se é o mesmo q o expansor… vi um video no youtube… daí ele mostra q os molares se separam, pois no meu caso é o canino que esta fora do lugar e a mordida que é cruzada…
    Fiquei com receio da minha idade o tratamento nao da certo, mas essa abertura que eu te falei ja é um sinal que o tratamento esta sendo feito de forma positiva?
    Agradeço…
    e Muitíssimo Obrigado

    • Sim, a separação dos molares é um ótimo sinal! Esse tipo de aparelho, além de promover a disjunção, serve para corrigir a posição dos molares, colocando-os mais para trás e adequando o encaixe dos dentes em “classe I” (o que é uma situação “ideal”).

  158. Olá doutora preciso imediatamente da sua resposta, tenho 14 anos, eu coloquei o expansor na quarta feira e a minha dentista pediu para ativar ele 3 vezes por dia, já abriu uma “fresta” entre os dentes do meio, dentro do espaço cabe uma unha, queria saber se quanto mais rápido abrir é mais rápido de fechar, e também queria saber o que fazer, pois, os anéis que ficam entre os dentes de trás caíram, eu ativei e uns 10 minutos depois senti eles caindo, queria saber se eu tento tirar o aparelho inteiro, ou tento colocar os anéis no lugar novamente, mas quando faço isso dói um pouco, e se eu for tentar retirar o expansor (se for possível) queria saber como, pois somente esta preso nos dois dentes da frente, esta preso com cola retina algo assim, nao consigo mastigar e a minha dentista só vai estar disponível nessa segunda, o que devo fazer??????

    • Amanda, a velocidade com que o aparelho abre o espaço entre os dentes nem sempre é a velocidade com que o espaço se fecha, isso varia. Se bem entendi, o aparelho está solto. Não sei nem o que aconselhar, seria bom que ele encaixasse novamente nos dentes do fundo também para não interromper seu tratamento. Mas, se não der, o melhor é remover e conversar com a sua dentista na segunda-feira. Mas não force, senão você pode se machucar.

  159. Muito obrigada Dra. Ana pela atenção, pelas informações, adorei seu blog!!!
    Abraços

  160. Oiii eu vou tirar este aparelho daqui duas semanas… quando sera q eu vou arrumar o outro fixo de borrachinhas???

    • Dani, acredito que você vá instalar o outro aparelho já em seguida da remoção do aparelho no céu da boca. Converse com o seu dentista.

  161. Doutora, eu uso aparelho fixo há 2 anos. Minha mordida é cruzada apenas no lado direito e os dentes da frente de cima (a risca dos dois dentes da frente) não está alinhado com a risca dos de baixo. Ja estou com o separador nos dentes da frente e amanhã irei colocar o aparelho no céu da boca. Tenho uma viagem daqui a um mês, será que até lá meus dentes estarão muito abertos? (vão abrir?) tenho 15 anos e meus dentes se movem com facilidade (de acordo com o tratamento).
    Desde já agradeço pois estou apavorada com este tal “espaço” que irá ficar. Obrigada.

    • Micaelli, seus dentes devem abrir bastante sim, mas daqui a um mês acredito que você já deva estar no período de contenção, quando os dentes já começam a fechar. Então, certamente haverá um espaço, mas ele estará se fechando.

  162. Drª, por gentileza não estou conseguindo comer, me alimentar com esse aparelho, cheguei até a bater no liquidificador mais não dei conta. Para não ficar com fome fiz uma vitamina, deu um pouquinho de trabalho mais ingerir. O que faço? Tenho certeza que não darei conta, ja pensei em me alimentar com suplementos, massa etccc… ao leite. Não vejo outra solução. Vc poderia me orientar quanto a isso?

    • Puxa Bruno… complicado. Faz muito tempo que você está usando o aparelho? Pergunto porque sempre há um período de adaptação, que dura mais ou menos 1 semana. Depois, costuma melhorar (tanto com relação à fala quanto à alimentação). Mas se mesmo depois desse período você não conseguir se adaptar, é bom conversar com o seu dentista e pensar até em remover o aparelho… o que não seria legal, já que comprometeria o seu plano de tratamento.

      • Tem 5 dias que comecei a usar, a voz já adaptei bastante, mais a comer não. Vou aguardar esse período de uma semana, falta só 2 dias, se não consegui ai sigo a orientação de conversar com ele. Coloquei o Hass, não queria tirar, entendo que seria necessário, vou fazer o possível. E obrigado pela disponibilidade, você responde todo mundo, isso é um belo e atencioso gesto de doação. Sou Seminarista da Igreja Católica e te parabenizo por esse tempo que tira para ajudar pessoas que necessitam. Deus abençoe a sua vida,o seu trabalho e retribua com bençãos e graças. Boa sorte nas oportunidades da vida!

        • Obrigada, Bruno. Amém. :)

          • Disponha! :)

  163. Olá, preciso muito de uma opinião, estou com o hyrax ha um mês e notei que o lado direito dos meus dentes estavam mais para fora do que o normal pois eu já não consigo fechar a mordida como antes, mas não notei nenhum afastamento até os da frente ainda estão bem juntos, ativo ele 1x ao dia, porem na terça quando fiz minha revisão semanal minha dentista perguntou se eu estava dormindo de bruços, pois provavelmente este lado direito veio para fora devido ao peso colocado em cima do aparelho, pressionando o lado direito pela minha posição ao dormir. Ela disse para eu não ativar o aparelho por 1 semana e não dormir mais nesta posição, até falou para eu colocar um travesseiro entre as pernas para eu não me virar, achei isso muito estranho e anormal, o que você acha Ana? Desde já agradeço a atenção.

    • Barbara, eu acho inusitado… mas faz sentido. Se considerarmos que a posição em que você dorme impõe uma força indesejada aos seus dentes, isso poderia acontecer sim.

  164. Olá, coloquei o aparelho expansor palatino ha mais ou menos duas semanas, e vim apertar hoje, eu queria saber por quanto tempo irei ficar com ele? Tenho 15 anos e a minha mordida é mais torta do lado direito, to sofrendo muito com ele, doi muito principalmente do lado direito :(

    • Julia, depende do seu plano de tratamento. Mas geralmente se usa esse tipo de aparelho de 3 a 4 meses (contando o período de ativação + contenção).

  165. Oie, oh a minha dentista marcou pra dia 13 q eu vou tirar esse aparelho e ela tbm marcou para o dia 20 pq eu vou ter q ir duas vezes, se a senhora disse q possivelmente eu coloque o outro logo em seguida q eu tira esse?????
    E eu vou precisar fazer o molde o raio x tudo dinovo???????????

    • Dani, pode ser isso… no dia 13 você tira um e no dia 20 você coloca o outro. Mas se é isso mesmo, só perguntando perguntando pra sua dentista. E não, não será preciso fazer os exames novamente.

  166. Ola meu nome é Marcus e eu estou com esse aparelho e ja quebrei ele todo, como faço pra arrancar o resto do aparelho com cimento, pq amanha é feriado e o dentista nao abre e esta me machucando.

    • Putz Marcus… pra fazer isso em casa não tenho dica, não. Só o dentista é que tem os instrumentos ideais pra isso.

  167. Bom dia, doutora.

    Coloquei esta semana um aparelho chamado de quadrihelice, o que eu li sobre é que ele serve para mordida cruzada. Porem, desde que foi colocado está tuuudo horrivel, para comer, falar, beijar, minha lingua doi mto, não consigo mas nem beijar minha namorada direito. Tb trabalho com minha voz, e ta bastante complicado. To pensando seriamente em desistir. Gostaria de saber se eu tirando esse quadrihelice é impossivel dar continuidade ao tratamento, ou posso resolver outros problemas mesmo sem corrigir essa mordida cruzada.

    • Oi, João. Existem outras formas de se fazer a movimentação que a quadrihélice faz. Converse com o seu dentista sobre outras possibilidades… porque deixar a mordida cruzada, como está, seria ruim.

  168. Ana, primeiramente parabéns pelo seu trabalho !

    Coloquei esse aparelho faz 20 dias, minha doutora pediu para que eu apertasse duas vezes ao dia durante 15 dias (manhã e noite) tudo ocorreu normalmente, porém, depois que eu parei de apertar, meus dentes da frente estão se fechando novamente e minha consulta e só na próxima semana. O que eu faço? É natural ? Ou se os dentes da frente se fecharem novamente tudo vai por água abaixo ?

    Obrigado desde já.

    • Vitor, isso é completamente normal e esperado, pode ficar tranquilo. O que está se fechando é apenas o espaço entre os dentes, a sutura que unia os ossos que formam o céu da boca continua aberta e novo osso vai se formando na região aos poucos.

  169. Doutora!
    Estou usando o hyrax, daqui dois dias completa duas semanas, eu tenho 25 anos, nao senti tanta dor como ja li, senti dolorido os dentes de trás… agora ja passou, olhando o hyrax da pra ver que ja expandiu bastante, mas meus dentes da frente nao separaram, porque? Por causa da minha idade? No aparelho diz 9mm.
    Sera que esta indo mal? Geralmente nesses casos quanto tempo demora para colocar o fixo na parte de cima? Quando completar duas semanas irei ao medico para verificar e dar inicio a colocacao do aparelho de abaixo.
    Obrigada!

    • Juliana, aos 25 anos a sutura que une os ossos do céu da boca já deve estar bem soldada, então, talvez, não tenha ocorrido a disjunção. Mas, mesmo assim, quando o céu da boca é estreito, pode-se ganhar espaço pela inclinação dos dentes para fora. Pode ter ocorrido isso OU a disjunção ocorreu normalmente mesmo. Mas pra saber, só avaliando você.

      O fixo costuma ser instalado na parte de cima em seguida da remoção do Hyrax (que fica instalado por uns 3 ou 4 meses).

      • Obrigada doutora, es muito atenciosa!
        Meu medico travou dia 17/09, daqui 3 meses ja coloco o aparelho fixo na parte de cima!
        Pois é meus dentes da frente nao separam como no video, mas ja senti uma diferenca ao passar o fio dental, não esta tao apertado como era antes.
        Muito Obrigada pela atenção.

  170. Olá Doutora, boa noite. Bom eu tenho 15 anos e o meu caso é o seguinte, minha dentista falou que eu vou ter que usar o disjuntor porque eu tenho a famosa “mordida cruzada”, minha arcada superior cobre a inferior, só que ela não falou qual o tipo que eu vou ter que usar, e eu estava vendo os comentários anteriores que batiam com o meu problema, e talvez eu tenha que usar o haas. E aí que bate minha dúvida!! Andei pesquisando sobre este aparelho, e vi que muitas pessoas que usam, sofrem graves feridas no céu da boca chegando ao ponto de ficar na carne viva e ter vários sangramentos. Por favor é normal ter isso?? Estou com muito medo, pois pelas fotos que vi as feridas são muito graves, e até minha mãe se assustou.
    Espero que a senhora possa me ajudar, pois estou com muito medo de colocar esse aparelho.
    Beijos e muito obrigada.

    • Amanda, esse tipo de complicação acontece quando a disjunção não ocorre. Aí o aparelho comprime a mucosa do céu da boca, gera uma isquemia (falta de irrigação sanguínea na região) e aparecem as tais feridas. Isso não é uma regra (é uma exceção, pra falar a verdade), mas acontece, sim, com algumas pessoas.

  171. Boa noite doutora…
    Coloquei o Pendex aparelho (T- REX) como falei com vc anteriormente… estou com ele ha exatos 2 semanas…
    A salivaçao diminuiu bastante, a lingua ainda continua presa… vejo que isso é normal, mas tem 2 dias que a minha mordida mudou, pois quando mordo, o molar do lado esquerdo encosta no molar inferior, vejo que houve uma mudança, pois quando eu mordia eles nao se tocavam e minha mordida ta estranha, pois parece que o molar ta impedindo que a minha mordida se feche no sentido dos dentes se encaixar, vejo que a minha gengiva ta roxa,. Isso é normal? A minha dentista disse para eu ativar 2 vezes ao dia e acaba hj a ultima ativação…
    Obrigado…

    • Pedro, a mudança na sua mordida é normal sim, sinal de que o tratamento caminha normalmente. Quanto à sua gengiva, seria interessante que o seu dentista avaliasse pra garantir que não há nenhum problema.

  172. Olá doutora, td bem? Tenho 38 anos e já usei aparelho fixo durante 4 anos e retirei há 8. Extrai 4 pré molares e 4 sisos pois tinha apinhamento na arcada inferior. Acontece que agora meus dentes superiores estão cheios de espaços, incomoda muito a comida caindo ali. Alem disso percebi que os dentes da frente (incisivo central superior eu acho) estão projetando p frente e qdo vou sorrir eles praticamente cobrem a arcada inferior na região central. E estão se separando. Então parece q os superiores estão projetando p frente e os inferiores p trás. Sei q é dificil opinar sem ver o caso mas que tipo de aparelho acha que devo usar? Acredito q se chama mordida profunda e tenho dores de cabeça praticamente todos os dias e muita tensão no maxilar, existe ligação com o problema ? Desde já agradeço …

    • Ariane, certamente aparelho fixo. Mas a mordida profunda é algo que pode ser corrigido na sua idade. A relação desse problema com as suas dores de cabeça é uma possibilidade real, mas para relacionar as duas coisas seriam preciso vários exames.

  173. Olá Dra, aqui estou eu com meu novo problema com o haas. Ontem reparei meu céu da boca dolorido, como se tivesse criando uma “afta” no céu da boca, nem sei se isso é possivel. Porque a expansão aconteceu, já tem quase 3 meses que to com ele na boca, escovo os dentes 3 vezes no dia, faço bochechos pra tirar os residuos. Gostaria de saber o que pode ser isso? Excesso de alimentos no aparelho? O que devo fazer? Minha dentista só vem no consultorio dia 24, então nem dá pra ir atrás dela.

    Espero que possa me ajudar. Obrigado!

    • É possível sim, Bruna. Essa “afta” pode ter se formado pela compressão da mucosa do seu céu da boca e, também, pelo acúmulo frequênte de resíduos alimentares… é difícil dizer com certeza sem examinar você. Procure manter o local limpo (na medida do possível) e, caso piore, procure outro dentista (já que a sua só estará disponível no dia 24), nem que seja só para avaliar e se sentir mais tranquila. Procure fazer bochechos vigorosos com água mesmo, tentando “forçar” a água por baixo do aparelho, pode ajudar. A tendência é da ferida melhorar.

  174. Oi Dra, td bem? Minha filha so tem 5 anos e a dentista a recomendou usar o haas, tenho duvidas, nao é muito cedo? Os primeiros dentinhos de leite agora que ficaram moles, se abrir o céu da boca agora, nao corre o risco dele fechar de novo até a idade adulta? Desde já, obrigada e Deus te abençoe.

    • Luciana, a época ideal para intervir é a fase de crescimento, ou seja, infância e adolescência. A melhor idade depende muita da avaliação do dentista, mas quanto à possibilidade do céu da boca se fechar novamente, fique tranquila… isso só aconteceria caso houvesse algum hábito associado, como o uso de chupeta ou sucção digital (este último BEM pior).

  175. Bom dia, tenho 26 anos e estou com o separador, estou no 3º dia da ativação. Dói muito e parece que o osso da buchecha esta subindo. Estou com medo, hoje estava muito duro para ativar. É normal?

    • Karina, na sua idade a disjunção nem sempre ocorre, o que pode explicar essa resistência para ativar o aparelho. Se começar a doer ou se formarem feridas, interrompa as ativações e procure o seu dentista.

  176. Eu rodei uma semana, ai eu fui no dentista ai ela falou pra eu rodar mais uma semana, ai eu rodei duas vezes e fiquei sem rodar 2 vezes, ai hoje eu fui rodar e a chave entortou, eu acho que travou, alguem me ajuda.

    • Antonio, com a chave torta vai ficar difícil de ativar o aparelho. Procure seu dentista pra ele orientar você a respeito.

  177. Ola Ana !

    Meu aparelho é o Haas, o resto de alimento esta embaixo dele e não consigo limpar, o que devo fazer para limpar ??

    • Lucas, tente fazer bochechos com água e “forçar” a passagem da água por baixo do aparelho. Você pode usar, também, um “passa-fio” (uma espécie de agulhinha plástica que tem em qualquer farmácia) para ajudar a passar o fio dental por baixo do aparelho e remover quaisquer resíduos alimentares.

  178. Olá Drª Ana, tenho 11 anos de idade e vou botar aparelho disjuntor ainda neste mês, e depois de ver algumas observações fiquei com medo de causar alguma ferida no meu céu da boca, com posso fazer para isso não acontecer ? :D
    Obg pela atenção!

    • João, na sua idade a chance de ocorrerem essas feridas é baixíssima. Essas lesões geralmente ocorrem quando há resistência na separação dos ossos que formam o céu da boca, o que é altamente improvável em pacientes jovens como você, nos quais a sutura que une esses ossos é mais facilmente separada. Portanto, pode ficar tranquilo… é só caprichar na higienização e provavelmente você não terá problemas. :)

  179. Olá Ana!
    Coloquei o disjuntor e os dentes separaram e agora já se juntaram novamente totalmente… vejo uma diferença pequena num espaço que era bem pequeno no meu dente 12 que era bem junto… Casos assim acontecem? É normal?

    • É assim mesmo, Aline. O espaço que se forma entre os dentes muitas vezes se fecha antes mesmo do disjuntor ser removido, e outros espaços podem ser “criados” também. Mas isso tudo será resolvido com o aparelho fixo, depois.

  180. Coloquei o expansor faz 1 dia, nao estou aguentando, esta doendo (e nem comecei a abrir o aparelho) nao estou conseguindo engolir direito, comer é uma missão impossivel. Quero tirar sera que o dentista ja pode tirar?

    • Ana, o dentista pode remover a qualquer momento. Mas lembre-se que isso pode comprometer o resultado do seu tratamento.

  181. Oi boa tarde. Coloque o expansor palatino fixo, o meu dentista pediu para eu ativar só um dia sim e outro não de manhã e a tarde, estou ativando, no quarto dia doeu muito minha cabeça e a area dos olhos, mas agora ta normal, está começando abrir, tenho 23 anos, já tem 6 dias que estou com ele. Meu dentista falou se não abrir tenho que fazer cirurgia quanto custa uma cirurgia dessa? Perguntei pra ele, ele não me respondeu, porque ele falou que é dificil não acontecer a disjunção.

    • Caroline, se os seus dentes estão abrindo é porque a disjunção deve estar acontecendo normalmente, acho que você não precisa se preocupar com a possibilidade de cirurgia. Não saberia dizer o valor, até porque cada caso é um caso, seria necessário fazer uma avaliação com um dentista especialista em cirurgia bucomaxilofacial.

  182. Obg, pela assistência e garanto q tudo q poderei fazer sobre a higienização farei ! :D
    Que Deus lhe abençoe e que lhe dê uma ótima carreira .
    Volto a lhe dizer obg por tudo !
    Qualquer duvida tirarei com vc!
    :*

    • Obrigada João, fico feliz em ajudar. Uma ótima recuperação pra você. :)

  183. Olá Bom Dia… tenho 21 anos e coloquei o Hyrax na terça, ativo ele 2x de manha e 2x a noite, não senti nenhum sinal de espaçamento entre os dentes e hoje quando fui ativa-lo senti um barulinho… é normal ? Quanto tempo demora para começar o espaçamento entre os dentes mais ou menos? Nem ligo pela dor de cabeça e sensação horrível quando ativo ele meu maior medo é ele não funcionar devidamente =\

    • Fabiana, sendo você já adulta a chance da separação dos ossos que formam o céu da boca funcionar diminui… e um dos sinais de que isso está acontecendo é justamente a separação dos dentes da frente. Mas não dá pra dizer que a disjunção não ocorreu só por causa desse sinal… seu dentista terá que avaliar.

  184. Olá Dr. Ana!! Meu nome é Bruno, tenho 17 anos. Fui ao dentista e me falaram que minha parte de baixo dos dentes era maior q a de cima, com o queixo um pouco pra frente. Falaram que talvez teria q fazer uma cirugia bucomaxilofacial. Mas agora, tambem falaram que minha parte de cima era muito pequena e que iam usar o aparelho disjuntor e depois veriam se iria fazer a cirurgia ou nao. Coloquei hoje o aparelho disjuntor, esta meio ruim para falar e pra comer.. rsrs. Pra limpar entao, esta dificil. Vou ter q ativar 4x ao dia. Apos o tratamento com o uso do aparelho disjuntor, minha parte de cima podera aumentar, ficando com um tamanho relativo ao da minha parte de baixo ?? E apos o espaço dos dentes na frente aparecer, qnto tempo costuma para eles se juntarem novamente? Pq eh feio demais kkk
    Abraço! ;)

    • Bruno, você está numa idade boa ainda para fazer a disjunção, então tem tudo pra dat certo. Sim, a ideia é aumentar o perímetro do arco superior pra ele encaixar por fora dos dentes de baixo, a história da “tampa e da panela”. O espaço que se abre nos dentes da frente tende a fechar ainda no período de contenção, que é quando você continua usando o disjutor mas sem ativá-lo… o que leva até uns 4 meses.

  185. Ola Dra Ana, bom em primeiro lugar adorei seu site, me esclareceu muitas duvidas : )
    Bom doutora no dia 18/09 eu fui ao dentista colocar os separadores nos dentes onde é colocado as bandas do HIRAX, é muito desconfortavel, fica pressionando o dente, e doi ao comer qualquer coisa dura, ja se passaram 4 dias e ainda doi, vou colocar o HIRAX dia 25/05, queria saber se depois da colocação do HIRAX ainda vai continuar doendo e pressionando??? Vale lembrar que eu fiz restauração nesses dois dentes onde tem os separadores.
    Desde ja agradeço sua atenção doutora : )

    • Midiã, esses separadores são MUITO chatos. A pressão vai desaparecer logo que eles forem removidos, mas aí vem a pressão do aparelho (que cada um sente de uma forma, não é pra ser necessariamente um problema).

  186. Ola, meu filho vai colocar este aparelho para ceu da boca, mas estou precupada pois ele so tem 10 anos, é aconselhado nessa idade? E o dente dele é totalmente para frente, chega a levanta os labios de cima.

    • Alessandra, o disjuntor muitas vezes é colocado em crianças, não há problema algum. E a infância e a adolescência são as melhores fases pra esse tipo de tratamento. Vale a avaliação do dentista/ortodontista.

  187. O aparelho expansor pode não obter resultados? Ocasionando até o retiramento do mesmo?
    Pois eu coloquei faz uma semana, minha dentista pediu pra eu girar a chavezinha 1 vez por dia durante 1 semana e não aconteceu nada…
    Será que pode acontecer de eu tirar esse e por direto o fixo?
    Terei que ficar 6 meses com o extensor. Os ferrinhos me cortam.

    Obrigada
    Vanessa

    • Vanessa, sim: nem sempre o disjuntor consegue separar os ossos que formam o céu da boca. Geralmente isso acontece com mais facilidade em pacientes mais jovens, crianças e adolescentes… mas pode dar certo em um adulto também, mas com menos chances. Mesmo que o aparelho não separe os ossos (e apareça aquele espaço entre os dentes da frente) não quer dizer que não está acontecendo nada, sempre se ganha um pouco de espaço pela inclinação dos dentes… vale aí a avaliação do seu dentista. Você até poderia colocar direto o fixo, mas certamente seu tratamento seria prejudicado.

  188. Olá doutora, uso o disjuntor e notei que comecei a ter muito mau halito, é normal? Tenho que escovar os dentes varias vezes e mesmo assim minutos depois ja estou com mau halito novamente, o que eu devo fazer?

    • Fernanda, devem estar se acumulando resíduos alimentares por baixo do aparelho, por isso, por mais que você escove os dentes, o cheiro ruim permanece. Tente limpar por baixo do aparelho com o fio dental, use um passa-fio (uma espécie de “agulhinha plástica” que se encontra em qualquer farmácia) para passar o fio dental por cima do aparelho, entre ele e a mucosa do seu céu da boca. Também, faça bochechos, com água mesmo, e tente forçar a passagem da água por essa região. Deve ajudar.

  189. Ola,

    Ha uma semana fiz a cirurgia de disjunção. Porem, meu dentista me orientou a ativar o aparelho apenas uma semana depois da cirurgia. Esta correto? Estou dando duas voltas de manhã e duas a noite. Porém, hoje, no 4 dia de ativação tive uma dor de cabeça insuportável. A noite ao ativar novamente a dor foi pior, então eu mesmo dei as duas voltas ao contrário (desfazendo a ativação que acabara de fazer), pq começou a doer tanto, se com a cirurgia o normal era não ter dor? Existe algum problema do desfazimento da ativação? Ao desfazer o alívio da dor foi imediato. Grato!

    • Caio, o “quando” e o “quanto” ativar o aparelho são orientações que dependem do plano de tratamento do seu dentista. Se ele pediu que você começasse a ativar o aparelho apenas 1 semana depois da cirurgia, não há problema algum. A chance da ocorrência de dor na ativação, em casos cirúrgicos, é menor… mas às vezes acontece. Afrouxar o aparelho em vez de apertá-lo pode atrasar o seu tratamento, já que será necessário ativá-lo novamente depois (embora seja compreensível que, no momento da dor, a gente faz qualquer coisa pra acabar com ela). Entre em contato com o seu dentista e relate esse problema para que ele oriente você sobre como proceder.

      • Ola Ana,

        Muito obrigado pelo retorno. Só gostaria de dizer que fui ao dentista novamente, ele me disse que fiz bem de ter desfeito a ativação quando tive a dor. Ele não soube me responder com certeza o motivo de tanta dor, mas recomendou interromper a ativação por dois dias e tomar diclofenaco de 8/8hs e após ativar apenas uma vez por dia. Enfim, a dor passou graças a Deus, ele suspeita de uma inflamação no nervo trigemeo ou no proprio osso da face. A expansão já está quase completa, faltando apenas mais uma ativação e então iniciaremos o período de contenção. Sem dores! O que mais importa… rs muito obrigado e parabéns pelo seu trabalho!

        • Que bom Caio, fico feliz em saber! :)

  190. Olá doutora, sou o Bruno novamente.
    Quero fazer uma pergunta a respeito da ativação. Hoje é o quinto dia q estou ativando, e nos primeiros dias na hora q ativava sentia uma pressão bem forte mas não doia. Mas desde ontem na hora que está ativando, estou sentindo bem pouca coisa, bem menos do q estava sentindo. Isso é normal ?
    O período de ativação, depende do paciente ?

    • Bruno, é normal sim. Considerando que se abriu a sutura que unia os 2 ossos que formam do seu da boca, a ativação vai ficando mais fácil, e você sente menos. E sim, o tempo e a forma de ativação varia de paciente para paciente, não há apenas uma forma de se fazer.

  191. Tenho os dentes bem pra frente e vou botar esse disjuntor… vai corrigir? Tipo esse disjuntor corrige quando os dentes sao tipo o do Ronaldinho? Porque eu vou usar e quero saber se ajeita usando o aparelho e esse disjuntor… por favor responda, agradeço desde JÁ !

    • Sena, o disjuntor não alinha os dentes, mas ajuda a criar espaço para os dentes se alinharem depois, quando você for usar o aparelho fixo. Portanto, ele ajuda a corrigir os “dentes de Ronaldinho” sim!

  192. Desculpe, so esqueci de comentar minha idade ali em cima, tenho 16 anos, por favor responda a minha pergunta acima.

    • Respondido! :)

  193. Eu ja usei, doi sim quando se vai apertar, e os dentes maiores da frente em cima se separam muito… mas isso significa que esta fazendo efeito, apos 3 meses abrindo eu tranquei o aparelho para formar um novo osso, atrapalha a fala, quando come e bebe.

  194. Olá, tenho 15 anos e estou usando o disjuntor Hyrax, o anel ta folgado e me machucando, o que devo fazer? Isso prejudica na expansão? Vou ao dentista quarta-feira, não sei se irei aguentar pq está ferindo a minha bochecha =/ Ah, e inclusive saiu sangue quando fui escovar os dentes !

    • Camila, pode prejudicar sim. Além disso, se está machucando, não pode ficar desse jeito. Se der pra você ir antes de quarta-feira no seu dentista, pra ele verificar, melhor.

  195. Oi Dra., tenho 23 anos e fiz uma avaliação hoje, segundo o dentista tenho a mordida cruzada, os tratamentos indicados para mim seriam, 1. cirugia 2. disjuntor por 4 meses e depois o aparelho fixo, e teria que extrair 3 dentes. Tenho medo pelo fato da minha idade, sofrer com o disjuntor e acabar não dando resultados, e tenho duvidas pelo fato de extrair 3 dentes, já não abriria espaço suficiante para a alinhar os dentes? Pois não são tão para frente como em alguns casos. E também já extrai um dente ha um tempo atrás que o Dr. sofreu para arrancar, ele disse p/ avisar os proximos dentistas se algum dia fosse extrair novamente que tem q ter força, ele acabou quebrando em 4 pedaços pra conseguir. E tenho medo da cirurgia, demora a recuperação, eu trabalho e estudo à noite, não teria como faltar em nenhuma das ocasiões.

    Eu acho que não entendi muito bem, tenho duvidas, seria CIRURGIA, DISJUNTOR, OU EXTRAÇÃO… se eu extrair não preciso usa o disjuntor, é isto Dra.? Se eu fizer uma coisa não preciso fazer a outra ? Pq se for vou ficar aliviada, prefiro a extração, qual que a Sra. indicaria. Desde já agradeço pela atenção !

    Muito Obrigado, fico ansiosamente no aguardo da resposta.

    • Débora, sem examinar e ver seus exames não saberia dizer se são necessários todos os tratamentos ou é uma questão de “escolher” um deles. O disjuntor, por si só, seria capaz de criar o espaço necessário, dependendo do caso, para alinhar seus dentes… aí você não precisaria fazer extrações. Por outro lado, talvez a sua disjunção, considerando a sua idade, precise ser cirúrgica, e aí haveria necessidade de cirurgia. A melhor pessoa pra explicar isso direitinho pra você ainda é o seu dentista, que conhece o caso.

      • Oi Dra., dei uma passadinha para agradecer sua atenção e acalmar os mais aflitos, na quarta-feira completo 3 semanas com o Hyrax, apesar de ter 23 anos minha expansão funcionou, so falta mais algumas ativações para abrir mais um pouquinho de um lado, os dentes da frente já tem uma abertura. Gente NÃO DÓI, varia de caso p/ caso, mas é muito tranquilo, e pessoal ñ desistam pois a saliva e para comer vc se acostuma em uma semana ou menos, só é meio chatinho p/ falar, mas já to bem melhor, as vezes ate esqueço. Então é isso gente, pois tem tanto post assustando ! Q as vezes é bom aparece alguem nos encorajando… Bju ! Dra. parabéns pelo blog, carinho e atenção, isto já é o principio de uma boa profissional !!!!

        • Obrigada, Débora, pelo seu testemunho. É verdade, depois de tanto susto é bom que alguém conte experiências boas, também. :)

  196. Olá Ana.
    Primeiramente quero parabenizar pelo blog. Ele realmente é muito bom e principalmente muito útil.
    Tenho 35 anos, fiz osteotomia tipo lefort e estou no 12º dia de ativação do hyrax. Notei que um lados está mais baixo que o outro (a diferença é nítida olhando os incisivos centrais, um mais baixo que o outro). Minha Orto colocou algumas “borrachinhas” para segurar um pouco o movimento deste lado que está “caindo”. Não encontrei nada na literatura médica (apesar de eu ser leigo) sobre este tipo de ocorrência apesar de ter encontrado uma pessoa que fez a mesma cirurgia que eu que relatou que o desnível entre os 2 lados da maxila era muito grande. Também li aqui neste blog o relato de alguém que teve a mesma incidência e a orto falou sobre a posição de dormir que estaria impactando em mais pressão de uma lado que de outro.
    Pergunto: havendo esta movimentação desigual dos dois lados durante a ativação isso é reversível com ortodontia, uma vez que é um problema ósseo??!! Só com o uso do aparelho convencional posteriormente será capaz de “realinhar” os 2 lados da maxila?
    Mais uma vez parabéns e agradeço se me responder e enviar pareceres.
    Giovani

    • Giovani, confesso que cirurgia ortognática não é muito a minha área… mas se considerarmos que a disjunção é uma movimentação ortopédica (óssea, e não dentária), se essa movimentação causar uma assimetria (principalmente grande), dificilmente apenas o aparelho ortodôntico será capaz de resolver. Pequenos desníveis, por outro lado, até poderiam ser minimizados dessa forma. A posição de dormir pode ser sim um fator relevante, já que forças desiguais estariam sendo aplicadas. Enfim, é importante levar esse problema ao seu dentista, pra que ele intervenha, se necessário.

  197. Olá!
    Gostaria de tirar uma duvida!
    Estou com o aparelho fixo faz 1 mes e a minha dentista falou que daqui 2 semanas irei colocar o hyrax (disjuntor).
    Vou ter que retirar o fixo? Sendo que recém coloquei ou vou ficar com os dois ao mesmo tempo?
    Obrigado!

    • Camila, não é preciso remover o fixo. Apenas não será possível, durante a disjunção, colocar o arco (fio)… pois isso impediria a separação dos ossos que formam o céu da boca.

  198. Oii, coloquei aparelho no céu da boca ontem! Ta muito ruiim! Mas o que mais esta me preocupando é o espaço q abrirá nos dentes da frente! Conheço uma menina q abriu muito, quase o espaço q um dente ocupa! Será q o meu abrirá muito?? Eu irei ativar ele por 7 dias! Obrigada desde ja! ;)

    • Cristina, difícil saber se vai abrir bastante… mas, se abrir, é um ótimo sinal, quer dizer que a disjunção deu certo. Quanto mais jovem você for, maior a chance da separação dos ossos que formam o céu da boca ocorrer sem problemas. Ainda: esse espaço, por maior que seja, será fechado de forma rápida, uma boa parte dele (e às vezes todo) ainda na fase de contenção (quando você fica com o aparelho mas ele não é mais ativado), o que pode levar uns 2 ou 3 meses.

  199. Oi, estou usando o hyrax ha 4 meses, ha alguns dias atras a Dra me disse que provavelmente precisarei da cirurgia, pois os dentes de cima continuam mordendo por dentro dos de baixo, me desanimou um pouco :( Estou usando o fixo ao mesmo tempo que o hyrax, isso é errado? Ela me afirmou que nao havia problemas, me avisou até que abriria um espaço entre os dentes mas até agora não aconteceu isso. Gostaria de saber também isso: por conta da mordida cruzada noto que meu rosto desenvolveu um pouco mais do lado direito, acho ele um pouco mais comprido que o lado esquerdo, isso tem conserto? Se tiver, é só com a cirurgia ou com o procedimento do hyrax também pode consertar? Estou aguniada.

    • Jessica, até dá pra usar o Hyrax junto com o fixo, mas durante a ativação do Hyrax não será possível passar o arco (fio), pois isso não permitiria o seu céu da boca abrir. Nem sempre o espaço entre os dentes aparece, mesmo quando a disjunção dá certo. Você não me disse a sua idade, mas quanto mais jovem é o paciente, maiores as chances de acontecer a separação dos ossos que formam o céu da boca. Quanto à assimetria que você relata, o próprio alinhamento dos dentes e a correção da mordida cruzada tendem a resolvê-la.

      • É, esqueci de relatar a idade, eu tenho 17 anos. Estou usando o aparelho fixo com o fio mas ela não me disse que isso impediria que o céu da boca abrisse, muito obrigada pela informação, me ajudou muito :)

        • Jessica, às vezes os dentistas cortam o fio bem no meio pra não impedir a disjunção… não seria esse o caso? Ainda, se o aparelho não estiver sendo ativado, dá para passar o fio normalmente.

      • Ola Dra., coloquei o disjuntor palatino no ano passado e os aneis q ficam nos molares saíam sempre, minha dentista ate “estressou” comigo, ai resolvi colocá-lo novamente esse ano e n tem nem um mes q to com ele, e pude perceber q quando eu ativo a “massinha” q cola o anel começa a sair, fazendo com que o anel desça e interrompa a ativaçao. To desesperada, quero terminar o tratamento, mas ja saiu 2 vezes, o que eu faço???? Desde ja agradeço!

        • É Lorena, se o aparelho fica soltando, não adianta. O aparelho usado nas duas vezes (no ano passado e agora) é o mesmo? Uma possibilidade é que as bandas (os “anéis”) estejam largos, aí o cimento não aguenta a pressão e cede.

  200. Olá, estou usando o hyrax ha 1 mês, e de repente o meu dente onde está a banda começou a doer, e doer muito, é normal??

    • Marianna, pode ser que a banda esteja mal adaptada. Procure seu dentista para ele verificar e ajustar, se for o caso.

  201. Doutora, gostaria de saber se o hyrax tem que ser ativado até o final do tratamento? Ou a dentista que vai dizer? Depois que para de ativar, demora muito tempo pra ser retirado?

    • Não, ele é ativado só até o momento que o seu dentista disser, depende do plano de tratamento. O tempo de permanência do aparelho também varia, mas costuma ser algo em torno de 3 ou 4 meses (e pode ser mais).

  202. Olá Ana, quero saber por que eu não consigo encostar os meus dentes direito por causa do hyrax?

    • Marilia, difícil dizer com certeza sem examinar você… mas as 2 causas mais prováveis são: a movimentação óssea/dentária promovida pelo Hyrax mudou a sua mordida OU o aparelho não está bem adaptado. Converse com o seu dentista para ele verificar e ajustar (se for o caso).

  203. Olá Doutora, quero saber se é normal o dente que está com a banda começar a doer do nada, tá doendo muito!?

    • Juliana, dor nunca é normal. Pode haver um problema no dente em si ou, o que é mais comum, na gengiva do dente bandado, caso a banda esteja mal adaptada. Procure seu dentista e relate isso.

  204. Tenho 21 anos e estou ha 2 semanas com o aparelho, no sab para dom ele abriu o espaço entre os dentes e agora demora muito para descruzar para eu travar…?

    • Sofia, depende. Cada paciente tem um protocolo diferente de disjunção… pode ser necessário ativar o aparelho durante 1 semana, ou 2 semanas, ou 1 mês… ainda, essa disjunção pode ser rápida ou lenta… e por aí vai. Seu dentista recomendou ativar o aparelho por quanto tempo (e quantas vezes ao dia)?

      • Na sexta ela disse para eu não ativar no FDS e ativar uma vez de manha e 1 vez a noite, até quinta qdo tenho consulta novamente… porém, doutora não sei se é normal por o aparelho ter ficado bem justo na boca o fio metálico da parte da frente começou a apertar e meio que começou a ser absorvido /introduzir na mucosa do palato, como senti o desconforto desativei ele 3 vezes e senti aliviada, hoje irei ativa-lo 1x a noite… a dentista disse q falta pouco mas não me deu prazo e também acredito q nem seja possível ela saber tbém, mas isso q lhe informei é normal, posso ativa-lo, não ira me prejudicar… Att

        • Sofia, não é normal uma parte do aparelho ser introduzida no seu palato. Entre em contato com a sua dentista para mais orientações. Na dúvida, não ative o aparelho.

          • Bom dia, Doutora, eu aqui novamente enchendo o saco… =)
            Realmente ela disse q não podia ficar daquele jeito, ela falou q naum ia precisar mais ativa-lo e teve q cortar a parte desse fio metálico q se introduziu no céu da boca… e nossa vou te falar DOEU demais da conta, sofri rs… mas tenho uma perguntinha, ela colocou o aparelho fixo, esse espaçamento que abriu nos 2 dentes agora leva em media qto tempo para se juntar novamente?
            Obrigada Doutora, vem me ajudando e mto =)

          • Geralmente o fechamento desse espaço é rápido, coisa de 2 ou 3 meses, mas depende do seu plano de tratamento, pode demorar mais. Por nada, fico feliz em ajudar.

  205. Olá Dra.
    Uso o aparelho hyrax e uso a mascara facial junto, gostaria de saber quanto tempo usarei os 2, e acho que minha dentista está me enrolando porque ja faz + de 1 ano que uso o hyrax e faz uns 6 meses que uso a mascara facial, vou procurar outra dentista, mas por favor Ana me tire essa duvida, tenho 13 anos, obrigado.

    • Ícaro, por mais que eu queira dar uma resposta que deixe você feliz, não tenho como saber quanto tempo você vai ter que usar o Hyrax sem, pelo menos, examinar você. Mas provavelmente você não o removeu ainda justamente pelo uso da máscara facial, que usa o Hyrax como apoio pra “puxar” as sua maxilas para frente (imagino que seja isso que a sua dentista esteja fazendo). E isso, às vezes, é meio demorado mesmo.

  206. Oi Dra., meu dentista falou que ia abrir um espaço entre os dentes da frente, estou no 5° dia de ativaçao e não da pra ver diferença nenhuma! Gostaria de saber se é normal acontecer a separação dos ossos sem abrir aquele espaço nos dentes? Ou meu tratamento não esta dando certo? Estou preocupada! Pq são 7 dias ativando e eu ja estou no 5° dia! Eu sinto uma dor terrivel ao ativar! Tenho 19 anos!
    Obrigada!

    • Ana, realmente: ou seus ossos se separaram e o espaço entre os dentes não abriu (o que à vezes acontece mesmo), ou os ossos não separaram, o que é uma possibilidade real, considerando que você já tem 19 anos. Quanto mais novo o paciente, melhores as chances da disjunção ocorrer sem problemas. Converse com o seu dentista, ele vai verificar clinicamente/radiograficamente em qual dos casos você se enquadra.

  207. Ana, obrigado, procurei outra dentista e ela disse que não era mais necessario o uso do hyrax e da mascara.

  208. Bom dia doutora… estou usando o T-REX ha um mes e meio, sendo q a minha dentista pediu para eu ativa-lo 2 vezes ao dia por 2 semanas, ao passar essas duas semanas parei de ativa-lo e retornei ao dentista, que disse que ja estava bom e q ocorreu a disjunçao, porem a minha mordida mudou sim, só q quando mordo agora apenas o molar toca a parte inferior do meu dente, (quando abro e fecho a boca o molar esquerdo toca o molar inferior impedindo todos os dentes de tocar entre si.. isso é normal?? Tenho 24 anos… e a dentista colocou também o fixo na parte de cima, fechando o T-REX com uma resina para evitar expandir mais…
    Obrigado.

    • Rafael, essa “bagunça” na sua mordida é algo bastante comum, sim. Agora, com o travamento do T-Rex e a colocação do aparelho fixo, será possível corrigir a sua mordida aos poucos, mas pode ficar meio “esquisito” por um tempo mesmo.

  209. Bom dia Drª Ana, estou com 23 anos, aos quinze coloquei o Hass, porém o tratamento não foi bem sucedido pelo fato de já ter calcificado a arcada dentária. O meu drº disse que meu caso teria um resultado positivo com a cirurgia, mas devido algumas complicações, só tive condições de fazê-la agora.
    Coloquei na quinta passada o Hyrax, confesso que, estou passando por uma fase BEM complicada, trabalho com em um Jornal, onde exige bastante conversação, estou muito irritada com minha dicção e um pouco preocupada, pois parece que não melhora! Estou com as laterais internas da minha boca totalmente cortadas, inclusive há dois machucados que não saram e estão um pouco amarelados. Por mais que eu faça a higienização certa, sinto que parece que está infeccionado. Sinto muita dor ao conversar por conta dessas feridas. Nem quero ver meu namorado de tão irritada que estou. Não consigo alimentar, falar e estou preocupada, pois minha cirurgia está marcada para o dia 17/10 e com essas feridas, tenho medo de infeccionar.
    Drª, você acha necessário tomar algum remédio antes da cirurgia e há necessidade de eu procurar um fonoaudiólogo (a)?

    Estou muito estressada com tudo isso! Por isso indico a todos que façam seu tratamento quanto antes, porque parece que quanto mais idade temos, mas difícil se torna.

    Grata pela atenção.

    • Lia, você tem toda razão: às vezes a gente acha ser “crueldade” esse tipo de tratamento em crianças, mas elas tiram isso de letra… quem sofre são os adultos! Se seu dentista não prescreveu nenhum tipo de medicação pré-cirúrgica, não há necessidade. A questão da dicção é complicada mesmo, o paciente costuma se adaptar, mas até a remoção do aparelho alguma dificuldade você vai ter. Você até pode procurar um fono, mas considerando que é uma condição transitória, talvez seja pouco proveitoso.

  210. Olá Dra,
    Meu nome é Michael, completei 18 anos esse mês, hoje fui à consulta com um ortodontista, ele me falou que tenho mordida cruzada classe 3, e posterior, algo assim .

    Estou com muito medo, pois ele disse que na minha idade não é certo que o aparelho funcione, mas ele disse que podemos tentar !

    Será que vai dar certo ? Estou com muito medo de precisar fazer tratamento cirurgico . :(

    • Michael, se você tem mordida cruzada posterior imagino que a possibilidade que você teme seja a disjunção cirúrgica. Realmente, em pacientes adultos, a chance da disjunção ocorrer apenas com o aparelho diminui. Mas em mulheres isso é mais crítico, em homens a “janela” de atuação costuma ser maior. Ou seja: vale a pena a tentativa, você tem boas chances de não precisar de cirurgia.

      • Obrigado Dra, já é um alívio saber que tenho chances, eu estava muito nervoso, nao estou nem conseguindo comer de tão nervoso e ansioso que eu fico.
        Muito obrigado.

  211. Olá Dra,
    Quero saber se depende de cada caso, a demora da retiração do hyrax? Pode ser retirado com menos de 2 meses?

    • Maryana, depende do plano de tratamento. Mas 2 meses é um tempo meio curto para contemplar o período de contenção (em que o aparelho fica sem ser ativado para que os ossos se estabilizem na nova posição). Geralmente isso leva pelo menos 3 meses.

  212. Eu uso aparelho no céu da boca e to sentindo muita dor, hoje tá fazendo 7 dias que to sentindo uma dor muito chata, parei até de ativar ele, não consigo dormir! Nasceu uma bolha e quando vou comer arde muito. Meu dentista só vai estar no consultório dia 30, e eu quero pedir pra ele tirar, pois é muita dor :x, quero tirar e colocar o fixo normal, será que pode ?

    • Bruna, poder pode. Mas esteja ciente de que o resultado final do seu tratamento ortodôntico pode ficar comprometido, afinal o uso do disjuntor faz parte diretamente do plano de tratamento. Converse com o seu dentista a respeito.

  213. Ola Doutora, eu novamente… Bom faz 20 dias que estou com o HIRAX (eu estou odiando, mas ja me acostumei). Estive na minha consulta clinica de controle do hirax, e minha dentista me disse que terei que colocar um “hirax invertido”… Mas não entendi, a senhora saberia me explicar o que é isso???

    • Midiã, demorei para responder porque estava tentando imaginar o que seria esse “hirax invertido”. Não consegui. Vou conversar com alguns colegas especialistas e, quando tiver essa informação, volto aqui e te conto!

      UPDATE: Midiã, descobri! Segundo pesquisei, o “Mini-Hyrax invertido, que consiste em um parafuso de tamanho reduzido localizado na região de caninos. Devido a sua localização, esperar-se-ia maior expansão na área de pré-maxila em relação à região de molares, quando comparado aos disjuntores convencionais.” Isso significa que o parafuso que abre o aparelho, em vez de ficar bem no meio do céu da boca, fica mais pra frente. Dessa forma, os dentes da frente “abrem mais” que os do fundo. :)

  214. OLÁ…

    MEU NOME É MARIA EDUARDA, TENHO 11 ANOS E VOU POR DIA 25 DE OUTUBRO, AGORA ESSE MES DE 2012, O APARELHO DO CEU DA BOCA, E QUERO PERGUNTAR SE DOI PORQUE EU TENHO MEDO, TENHO PAVOR DE DENTISTA, VOCE PODE ME AJUDAR NESSA CURIOSIDADE, POR FAVOR ?

    XAU, BEIJOS

    ASS:Maria Eduarda Santos Oliveira

    • Maria Eduarda… por que é que você tem PAVOR de dentista? Você só tem 11 anos, não tem nem idade pra isso! Será que você não está levando muito a sério algumas “histórias” que ouve por aí? :)

      Não, o aparelho no céu da boca não dói. Algumas pessoas relatam um “formigamento” durante a ativação, mas só. A possibilidade de doer é quando dá alguma coisa errada e a separação dos ossos do céu da boca não acontece, mas isso só ocorre em pacientes adultos, a sua idade é excelente para usar esse tipo de aparelho. Pode ficar tranquila, tá?!

  215. Amanhã vou colocar os separadores novamente e quarta vou colocar o disjuntor, queria saber se muda a alimentaçao e se vou sentir alguma dor e se vai resolver o meu problema, tenho 13 anos.

    • Cintya, você deve passar por um período de adaptação ao aparelho, quando será mais difícil comer e falar. Mas não há nenhum alimento pribido, apenas tenha bom senso (se você for mastigar alguma coisa muito dura ou pegajosa pode quebrar ou soltar o aparelho). Se vai resolver o seu problema? Não sei. Mas se o seu dentista propôs o uso desse tipo de aparelho é porque ele acha que vai resolver o seu problema sim!

  216. Olá Dra,

    Eu uso esse aparelho do céu da boca: ( Hyrax ) faz umas 4 semanas, e faz 2 que não ativo-o, e meus dentes estão muitos separados já, o meu dentista disse que deu certo a tentativa e que agora é só esperar fechar pra colocar o fixo, queria saber quanto tempo demora pra fechar e se não existe nenhum outro método pra que isto ocorra mais depressa. Muito obrigado.

    • Mike, na verdade não é nem preciso esperar fechar para colocar o fixo, o que seu dentista está esperando é o tempo de contenção, ou seja, o período necessário para que os ossos do seu céu da boca se estabilizem na nova posição (isso leva uns 3 meses). O espaço deve fechar quase por completo ainda durante esses 3 meses, mas se ficar um pouco aberto ainda, será fechado depois com o aparelho fixo.

  217. Bom dia,
    Eu tenho 17 anos e vou colocar o aparelho separador semana que vem, mas antes eu tenho que fazer uma limpeza, estou com muito medo, pois coloquei as borrachinhas que separarão e doi muito, já faz duas semanas e eu não consigo comer algumas coisas… :D
    Tem como vc me acalmar um pouco ??

    Doi muito ou isso é psicologico ??
    Beijo

    • Rhuanna, essas borrachinhas separadoras podem incomodar bastante mesmo, não é só psicológico. Mas, assim que elas forem removidas, a dor acaba. As bandas do aparelho não doem como essas borrachinhas, não doem nada na verdade. Vá tranquila!

      • Obrigada ^^

  218. Como assim pode ficar comprometido ? Não entendi. :s

    • Quero dizer que o seu dentista planejou um tratamento pra você. Se a parte que seria feita com o aparelho no céu da boca deixar de ser realizada, o resultado final do seu tratamento não vai ser o mesmo, provavelmente não será tão bom como seria se você usasse esse aparelho até o fim.

  219. Agora entendi, muito obrigada (:

  220. Ooii Aninha, sou eu novamente, estou com os separadores desde o dia 11 e vou voltar no dentista dia 17, ele disse que nesta data não colocaria o Disjuntor Palatino tipo Hirax e sim alguns acessórios, que acessórios são esses??
    Xau :)
    Bjss <3

    • João, não faço ideia. Depende do seu plano de tratamento… essa você vai ter que perguntar para o seu dentista. :)

  221. Ok Ana, posso dormir de lado com os separadores? Ou se dormir assim eles caem?

    • Pode João, não há problema.

  222. Ana, desculpe-me pelo incomodo, mas quero tirar uma duvida, vou tirar os separadores amanhã, hoje “AGORA” um dos meus 4 separadores estourou, ha algum problema??
    Obg! :/

    • Difícil dizer, João. Pode ser que o espaço feche até amanhã e, se isso acontecer, será necessário colocar o separador novamente. Mas sejamos otimistas, né?!

  223. Olá Dr. Ana,
    Tenho 38 anos, há nove meses uso o aparelho fixo, usei por quatro o disjuntor. Agora meu dentista disse que preciso extrair os dois primeiros molares inferiores para criar espaço para o alinhamento. Minha dúvida é se esses espaços vão realmente fechar ou eu corro o risco de ficar com falhas e ou modificação na face? Obrigada!

    • Andréa, por mais que eu queira dar uma resposta que satisfaça você, fica difícil sem examiná-la e ver os seus exames. Mas se o seu dentista acredita que pode fechar esses espaços, não tenho motivo pra duvidar que seja possível.

  224. Doutora, tirei o hirax terça-feira e já montei o aparelho fixo em cima, dois dentes ficaram sem os braquetes o meu dentista disse que eu vou ter que arrancá-los, é os molares eu acho, é os dentes onde ficavam o anel do aparelho do céu da boca (os da frente). Minha pergunta é, isso é normal? Ele comentou também dos meus dentes da frentes virem frente “pra fora” mais isso vai acontecer só se eu não arrancar os molares né? Se eu arrancar meus dentes nao vao vir pra frente?

    • Fernanda, esses dentes são os pré-molares, e a extração deles para fins ortodônticos é muito comum. Se for possível alinhar os outros dentes sem extraí-los, os seus dentes da frente certamente ficarão “mais pra frente”. Então, se você extrair, os seus dentes não devem ficar pra frente.

  225. Muito obrigada doutora! A senhora é demais… :D
    Doutora, so pra especificar meu caso, que é prognatismo mandibular classe III. Queria lhe fazer mais uma pergunta, sera que posso fazer uma cirurgia ortognatica pelo SUS, sabe onde tenho que recorrer??
    Depois que meus dentes estiverem preparados pra cirurgia, quero estar com tudo preparado ja! Agradeço desde ja!

    • Imagina, Midiã… :)
      Então, pelo SUS propriamente dito eu desconheço como seria. Mas certamente há formas de se fazer, e também via cursos de especialização em cirurgia e traumatologia bucomaxilofaciais (informe-se nas faculdades de Odontologia). Procurando na Internet vi um blog que fala sobre isso: http://ortognatica.blogspot.com.br/2011/03/ortognatica-pelo-sus-onde-fazer.html

  226. Olá doutora…
    Coloquei meu aparelho do céu da boca hoje e tô me sentindo bem desconfortável. Não sinto dor, mas salivo toda hora e não consigo engolir essa saliva. Sem contar que tô falando tudo errado por causa da lingua presa… Queria saber uma previsão pra quando esses problemas de fala e saliva acabarem.
    Obrigada!

    • Beatriz, em 1 semana mais ou menos você deve estar adaptada ao uso do aparelho.

  227. Eu tenho esse aparelho ha duas semanas. Precisei ativar por uma semana. Estou bem feliz, os resultados foram ótimos, e o tratamento não foi dolorido.
    Gostaria de saber se o tempo de 3 a 4 semanas é universal. Porque conheço pessoas que ficaram mais de 5 meses sem ativar. Eu não posso ficar tanto tempo com esse aparelho tenho dificuldade de comer, e sofro de hipoglicemia que me faz desmaiar constantemente, imagina se eu não conseguir comer :X.
    Esse tempo é certo, devo alertar meu dentista a isso?
    Me mande um e-mail com a resposta se possível.
    Att Jeferson

    • Jeferson, você deve alertar o seu dentista quanto a isso sim. Dessa forma, ele certamente deixará o aparelho como contenção (sem ativar) pelo mínimo tempo possível, o que seria uns 3 meses.

  228. Bom dia Dra…

    Consegui ativar meu aparelho por uns dias… porém minha dentista mandou eu ativar mais 5 dias e eu não consigo… coloco a chavezinha e não vai, não puxa… ela fica solta, jah coloquei em todosos buraquinhos e não vai pra trás… n to conseguindo e agora? Não consigo na frente do espelho tb :/

    Obrigada

    • Maria Fernanda, entre em contato com a sua dentista e relate o problema. É preciso verificar se há algum problema no aparelho ou se é só questão de orientar você com relação à ativação.

  229. Olá Dra!

    Coloquei o hyrax hoje e estou com a fala muito estranha!
    Estou apavorada porque trabalho “falando” e tenho medo de não conseguir me adaptar a este aparelho.
    Já me falaram que depois de + ou – 2 semanas vou voltar a falar normalmente, isso é verdade?
    Obrigado!

    • Sim Camila, a tendência é você se adaptar ao uso do aparelho aos poucos.

  230. Ola!
    Minha filha Camila de 12 anos vai colocar amanhã o disjuntor palatino, eu estou em pânico, é claro que ela não sabe. Apesar de confiar no ortodontista, algumas pessoas me disseram que esse tipo de aparelho que da voltinhas esta ultrapassado e é altamente doloroso. O caso dela é bastante sério, pois o canino não teve espaço para nascer. Gostaria de saber se existem realmente outras alternativas.

    • Célia, na idade da sua filha a disjunção costuma ocorrer sem nenhuma dor ou problema, pois os ossos que formam o céu da boca ainda não estão “soldados”. Não é verdade que esse aparelho está ultrapassado, pelo contrário! Ele é MUITO útil e, se usado na época certa, evita muitos problemas depois quando o paciente usar o aparelho fixo, facilitando e abreviando o tratamento ortodôntico.

  231. Ola doutora…
    A duvida é… estou com disjuntor, mas uma parte do ferro ta encostado no ceú da minha boca e ta um pouco dolorido, isso é normal mesmo ate me acostumar?

    • Natalia, encostar é normal… machucar não. Converse com o seu dentista pra ele verificar se está tudo ok.

  232. Ola doutora sou eu de novo… obrigada pela resposta… E PARABÉNS… FELIZ DIA DO DENTISTA!!!!
    Tenho mais duvidas… o formato do ceú da minha boca é em V e tenho mordida cruzada, estou usando disjuntor ha 2 meses, minha dentista disse que ira fazer de tudo pra não passar por uma cirurgia, a senhora acha que o aparelho tem chances de isso não acontecer por passar por uma cirurgia? Pois meus dentes sao muito faceis de mexerem e ja abriu um pouquinho, so o aparelho demora abrir?
    Aaaah acabei esquecendo, tenho 25 anos, pra facilitar…

    • Natalia, obrigada. :)

      Se os seus dentes já abriram um pouquinho é sinal de que a disjunção está dando certo, nesse caso não seria necessá a cirurgia. Vamos torcer! O tempo varia, e depende do tipo de disjunção que a sua dentista planejou.

  233. Boa noite. Descobri que tenho DTM, minha boca pode ficar torta com o tempo, pq quando eu abro a boca meu maxilar inferior fica torto, só q quando eu fecho volta ao normal.

    • Lauci, esse desvio da mandíbula ao abrir a boca não representa necessariamente uma DTM. Muitas pessoas têm algum desvio ao abrir e fechar a boca. Se você não tiver mais nenhum sintoma associado, como dor ou estalido, creio que não haja motivo para preocupação. Mas se você quiser tirar a cisma, procure um dentista especialista em DTM e/ou Dor Orofacial.

  234. Doutora estou com medo. Coloquei o aparelho sabado passado, e comecei a ativá-lo na segunda (minha mãe na verdade). Só que acho que ela ta fazendo errado, porque não tah mudado nada e nem os dentes separando. Qual e o modo certo de ativar e se tiver errado, pode comprometer o tratamento? Ah, e fiquei um dia sem ativar, tem problema? Brigada.

    • Beatriz, o jeito certo (tempo e vezes) depende de como o seu dentista orientou você e/ou sua mãe. Mas de forma geral, basta encaixar a chavinha no buraquinho que fica no parafuso central do aparelho e empurrar para trás até o fim (como aparece no vídeo). Às vezes o espaço entre os dentes não abre mesmo, depende do caso. Converse com o seu dentista a respeito.

  235. Estou com o disjuntor palatino ha 3 meses, só que por motivos maiores só abri por 1 mes… ou seja, estou sem abrir ha 2 meses. Será que terei algum problema com isso, ou posso voltar a abrir com meu dentista sem problema, atrasando somente o tempo de uso?

    • Livia, o disjuntor pode ficar instalado por alguns meses, mas apenas por uma parte desse tempo é que ele é ativado. Por quanto tempo, depende do plano de tratamento do seu dentista. Se for preciso ativá-lo mais um pouco, seu dentista vai orientá-la a respeito, sem prejuízos pra você.

  236. Drª meu filho tem 10 anos e não trocou um dos dentes superiores. Então fiz uma radiografia panoramica e o dentista observou que tem dois dentes acima desse de leite. Ele disse que ele tem que usar o disjuntor. Será que com o disjuntor o dente de leite vai cair e o permanente vai descer?

    • Luciana, depende sobre qual dente estamos falando. A regra é essa: quando a raiz de um dente permanente se forma por completo ainda dentro do osso, o dente não nasce mais sozinho. Se o uso do disjuntor abrir espaço suficiente para esse dente nascer (e a sua raiz ainda não estiver completamente formada), pode até ser que ele nasça sozinho. Mas é preciso avaliar o posicionamento intra-ósseo também. Existe, ainda, o opção de “puxar” esse dente de lá de dentro, com o uso de aparelho ortodôntico.

  237. Coloquei o aparelho Hyrax ha 1 semana e estou falando muito errado, pois não me adaptei a ele e minha língua não conseguiu se posicionar de modo que eu volte a falar normalmente. Isso esta me prejudicando no trabalho porque faço atendimento ao cliente por telefone em uma empresa de cobrança e tem muitos numeros que não consigo pronunciar, sendo que tenho que passar valores e os clientes não entendem o que eu falo.
    O dentista falou que tenho que ficar 15 dias com o Hyrax ativando diariamente, após vou ficar por mais 4 meses com ele para servir como ancoragem para que meus dentes não voltem para o mesmo lugar.
    Gostaria de saber se existe algum outro sistema de ancoragem menor que possa substituir o Hyrax depois que eu parar de ativar ele?

    Obrigado!

    • Camila, a permanância do Hyrax por mais 4 meses visa, também, a estabilização dos ossos do céu da boca na nova posição. Ou seja, é preciso que o aparelho permaneça por esse tempo, independentemente dele ser usado como ancoragem para qualquer outra movimentação ortodôntica. Não tem jeito.

  238. Oi Dra., estou com o Haas ha um pouco mais que duas semanas, e ativo todo dia a volta completa. Sexta dia 26, fui na minha dentista, pois estava incomodando um pouco; resolvido o problema, ela pediu pra marcar daqui duas semanas, mas não disse em nenhum momento que eu deveria parar de ativar. Ou seja, vai fechar um mês de ativação, e nem sinal de parar… isso é normal? Pelo o que eu vi, tem gente que não chega a ativar nem durante uma semana…

    Outra coisa que eu gostaria de saber, é que no ‘planejamento’ que a minha dentista mandou, eu deveria ficar com o Haas durante um ano todo, e o que me assusta é justamente que a maioria fica com o aparelho durante 4, 5 meses…
    Queria muito saber essas coisas são normais, obrigada pela ajuda!

    • Millene, depende do tipo de disjunção (lenta ou rápida) que a sua dentista planejou. Algumas disjunções mais lentas demoram 1 mês, 2 meses…. O tempo de uso do aparelho como contenção (sem ativar) também varia, embora realmente a maioria das vezes esse tempo seja de uns 4 meses.

  239. O disjuntor palatino aparece quando você sorri ?

    • Lucas, só se for um sorrisão de boca aberta. Se não, não.

  240. Pesso uma ajuda. Meu dentista foi expandir o aparelho na parte que ia parar o tratamento, ele apertou 2X as ultimas e deu um estralo. Depois disso em casa percebi que um dente, aquele que fica entre as duas baias ficou bem pouco mole. Estou preocupado com medo que tenha quebrado ele e precise fazer canal, isso é normal? Estou até tremendo de medo. Quando voltei lá ele falou que ñ tinha quebrado se não na hora eu taria gritando de dor. Se puder responder, por favor. Obrigado.

    • Hendrewf, concordo com o seu dentista… o estalo não deve ter sido por causa do dente, não. Deve ter sido algo ósseo, mas não se preocupe: alguns pacientes relatam esse tipo de sintoma, não é algo que traga problema, em si.

      • Obrigado Doutora, me tranquilizou, hoje o dente está mais firme e os da frente estão um pouco moles, ñ vejo hora de tirar esse aparelho. Ruim D+ pra falar, fora que a janela não é das melhores kkkkkkkkk. Mas obrigado mesmo.

  241. Tava usando esse aparelho no céu da boca, meu dentista tirou ontem porque ele entortou e machucou o céu da minha boca. Porque será que entortou ? Ele vai pedir pra fazer outro, e vou ter que usa-lo novamente !

    • Bruna, provavelmente o aparelho soltou e, quando você mordeu alguma coisa, entortou o aparelho.

  242. É normal doer os dentes que possuem a baia quando aplicamos força sobre eles?

    • Sempre que se aplica uma força sobre os dentes certa sensibilidade é esperada, pois cria-se um processo inflamatório inerente à movimentação desses dentes.

  243. Ola Doutora…
    Uso disjuntor e já machucou 2 vezes no mesmo lugar no ceú da boca e tive que tirar 2 vezes tambem, agora to aguardando sem ele na boca pra melhorar… isso é normal?

    • Eu não diria que é normal, Natty… mas acontece. O importante é que ele não fique na sua boca se estiver machucando.

  244. Olá!
    O meu hyrax esta muito afastado do céu da boca, dificultando muito a minha fala. Estou com ele ha 2 meses e ainda falo bastante estranho.
    O aparelho da minha amiga é quase encostado no ceu da boca, e ela fala normalmente. Será que posso reclamar ao meu dentista?

    Obrigado Drª

    • Ana Carolina, eu acho que você deve chamar a atenção do seu dentista para o fato, sim! Se for possível algum ajuste que deixe você mais confortável, certamente ele irá fazê-lo.

  245. Ola, eu tenho 28 anos e tenho a mordida cruzada, a mordida em si nao me incomoda, mas tenho um dente q nasceu por tras dos outros e esteticamente me incomoda mto, meu dentista me recomendou o aparelho extensor, cheguei a colocá-lo, mas a dificuldade pra comer me assustou muito e resolvi remove-lo antes msm de começar a regular, me senti mal pois queria mto consertar o problema, mas senti q o meu dentista nao mostrou muito interesse em me ajudar, queria muito tentar de novo, mas estou insegura, tenho medo de nao resolver e ainda ter q suportar, sera q vale a pena tentar de novo? Me ajude pois estou muito indecisa.

    • Franciele, o seu dentista mostrou interesse em ajudar, sim. Ele propôs que você usasse o aparelho disjuntor e o instalou, mas você optou por removê-lo. Quando o paciente não quer passar por algum procedimento necessário para corrigir a sua mordida, o dentista acaba de mãos atadas… e o resultado do tratamento seriamente comprometido. Se ele sugeriu o aparelho é porque ele acredita que vale a pena a tentativa, que isso beneficiaria você. Agora, é questão de você decidir se quer ou não.

  246. Bom Dia Dra.
    Preciso fazer a cirurgia de disjunção e tenho algumas dúvidas..
    Quanto custa em média?
    Qual o tempo para recuperação?
    O pós-operatório é tranquilo?

    Desde já, obrigada!

    • Karla, por mais que eu queira dar respostas que a satisfaçam, acho que vou ficar devendo. Não existe um custo “médio” pra esse tipo de procedimento, cada cirurgião faz seus próprios honorários, que se baseiam no local, na dificuldade da cirurgia, na sua formação, etc.. O tempo de recuperação e o pós-operatório, da mesma forma, variam muito de paciente para paciente. Tem gente que leva numa boa e tem gente que “sofre” bastante. Mas, geralmente, leva pelo menos 1 mês para o paciente voltar à vida normal, sem dor (controlável com analgésicos, claro) ou inchaço.

  247. Ola doutora…
    Sou eu de novo, depois do meu disjunto ter me machucado 2 vezes nao teve jeito, a minha dentista mandou fazer outro disjuntor, um q nao encoste no ceú da minha boca… a senhora acha q pode ter sido pelo molde ter saido errado da primeira vez???

    • Natty, poder pode. Mas como saber, né?! Pode ter sido um problema no laboratório de prótese também… enfim, especulações, a essa altura, não levam a nada. O importante é que o seu problema será resolvido.

  248. Ola, dra fiquei muito feliz por ter me respondido, estou totalmente disposta a tentar novamente, só tenho uma duvida… sera q corro o risco do meu dentista se recusar a por o aparelho novamente? E a minha mordida cruzada é so de um lado, da pra prever um tempo de retirada?

    • Se ele mesmo propôs o tratamento, acredito que não se negaria a tentar de novo. A não ser que ele não “sinta firmeza” na sua decisão… conversem a respeito. O tempo de uso é difícil prever, depende do plano de tratamento. Costuma ser algo entre 3 e 4 meses, mas varia.

  249. Boa noite dra, coloquei as borrachinhas para separar porem estou sentindo muita dor quando vou mastigar algo, não consegui nem comer direito, é normal? Qnt tempo vai passar essa dor?

    • William, isso é totalmente esperado (infelizmente). A dor só vai passar (e passa na hora) quando os separadores forem removidos. Até lá, seria interessante tomar um analgésico, converse com o seu dentista sobre isso (se é que ele já não prescreveu algum).

  250. Ola, tenho 23 anos e tenho o ceu da boca pequeno, tem algum tipo de aparelho que nao seja preciso fazer cirurgia?

    • Gleicia, na sua idade pode até se tentar uma disjunção (separação dos ossos que formam o céu da boca) sem cirurgia, mas não é garantido que dê certo.

      • Ola Ana, boa tarde, o meu dentista vai colocar um quadrihélice, sera que vai resolver algunha coisa ? Tambem tenho mordida cruzada e o ceu da boca pequeno, lembrando que tenho 23 anos.

        • Gleicia, se o seu dentista achasse que esse aparelho não ajudaria, certamente não iria sugerir a sua colocação. Ou seja, deve “resolver alguma coisa” sim.

  251. Ana, bom dia :)
    Bem, eu estou usando o disjuntor palatino ha quase 4 semanas, minha dentista recomendou que eu ativasse por duas semanas, até aí deu tudo certo, e meus dentes da frente, separaram (já sei que isso é uma forma de saber que o tratamento deu certo) por que minha dentista me falou que seria só uma tentativa em pró da minha idade (17 anos). A minha dúvida é que, os meus dentes ao se separarem, um acabou ficando maior que o outro, desalinhados sei lá. Isso é normal ?? (Estou com medo :/)

    • Joyce, isso é comum sim. E vai ser corrigido posteriormente com o aparelho fixo, não vai ficar assim, pode ficar tranquila.

      • Que bom, isso me deixa muito aliviada. Porque eu estava pensando que o tratamento poderia estar dando errado, porque pensei que uma banda do maxilar estivesse caindo !
        Muito obrigado. :D

  252. Ana, boa noite!
    Tenho 22 anos e meu ortodontista disse que preciso usar esse aparelho (hyrax), estou com as borrachinhas e dia 23 vou colocar as argolas de ferro. Minha mordida é cruzada, ele disse que meu palatino já está formado, mas pode fazer um falso descruzamento com o aparelho. Gostaria de saber se isso é possível e se corro algum risco em relação ao meu osso do palatino e dentes?

    • Silvina, é possível sim. Não vejo riscos para os seus ossos ou dentes de forma direta, o que deve acontecer (e eu acho que é isso que o seu ortodontista quis dizer com “falso descruzamento”) é que os ossos que formam o céu da sua boca não vão se separar mas, mesmo assim, será possível descruzar seus dentes pela inclinação que o aparelho provocará neles.

  253. Dra, espero que possa me responder. Tenho 20 anos (completo 21, em fevereiro). Coloquei aquele aparelho que fica no céu da boca, para a expansão da parte superior do sorriso, porém a minha dentista disse que eu não conseguirei expandir o necessário… Dessa forma, terei de fazer a “compensação”, feita através da inclinação dos dentes. Além disso, terei de colocar aparelho na parte inferior… Além da mordida cruzada, eu percebi que os meus dentes não da parte de baixo são mais “para a frente”… a panela/tampa fica desproporcional, dessa forma… Enfim, em resumo, o que é essa inclinação dos dentes? E, considerando que eu tenho a mordida de baixo mais para a frente, porque vou colocar aparelho nessa parte? Expandi-la? Só ressaltando que o aparelho que eu estou agora (o da expansão) não funciona mais… ele não vai expandir além do que já expandiu…
    MUITO OBRIGADO!

    • Luiz, a inclinação dos dentes superiores para fora faz com que se ganhe espaço no arco superior (e consequentemente, se aumente o perímetro do arco), mesmo que a disjunção não tenha ocorrido a contento. O aparelho na parte de baixo serve justamente para ajudar a “tampa” a encaixar na “panela”, seus dentes devem ser trazidos um pouco mais para trás.

  254. Boa noite Dra.:
    Uso o aparelho ha 3 meses e ja parei de ativar ha 2 semanas, porém ta machucando muito minha lingua, caso eu tire e coloque o fixo sabes se pode mudar muita coisa? Era pra eu tirar final de fevereiro.

    Obrigada.

    • Laura, os ossos que formam o céu da boca podem se aproximar novamente se o aparelho for removido antes de completar o período de contenção (quando o aparelho não é ativado mas continua instalado para estabilizar a nova posição dos ossos).

  255. OLA BOM DIA.
    DIA 23 VOU COLOCAR O APARELHO HYRAX. TENHO 20 ANOS E GOSTARIA DE SABER SE ELE AINDA VAI FUNCIONAR COMIGO. E GOSTARIA DE SABER TBM SE EU VOU COLOCAR O HYRAX JUNTAMENTE COM O FIXO.

    • Maria, aos 20 anos pode dar certo sim, mas não há certeza. Na sua idade, a sutura que une os ossos que formam o céu da boca já está “soldada”, sendo mais difícil de separá-la sem cirurgia. É até possível colar os bráquetes do aparelho fixo de forma conjunta, mas durante o período de ativação do Hyrax não será possível passar o arco (“fio”) nos bráquetes, pois isso restringiria a abertura.

  256. Hoje dia 12/11 eu vou tirar o aparelho fixo, mas queria saber qual o nome do aparelho que eu vou ter que usar no ceu da boca depois que eu tirar o fixo?

    • Tamirys, o aparelho mais usado é a “Placa de Hawley”, que é mais conhecido como “aparelho removível” (ou “móvel”, como as pessoas dizem, mas tá errado). A Placa de Hawley serve para manter o resultado obtido com o tratamento ortodôntico.

  257. Dra, coloquei o “aparelho do céu da boca” há aproximadamente um mês. A minha dentista fez todas as aberturas e constatou que não seria possível uma maior expansão da mordida superior, devido, segundo ela, à minha idade (tenho 20, quase 21 anos). Ela, então, sugeriu (na verdade ela disse que vai fazer rs) a inclinação dos meus dentes… Gostaria de saber o que é exatamente essa inclinação dos dentes, e como ela pode conseguir espaço para os meus feios dentes encavalados entrarem no sorriso superior. Além disso, vou ter de continuar necessariamente usando o aparelho do ceu da boca pelo mesmo tempo que eu iria usar (estimado em aproximadamente 5 meses, antes da constatação da não possibilidade de total abertura)… Além dessa primeira dúvida, percebi que a minha mordida de baixo é um pouco mais “para a frente” do que a de cima, sendo necessário colocar aparelho aí também… A parte de baixo vai expandir, deslocar pro lado?
    Obrigadão, Dra!!!! ;D

    • Henrique, inclinando-se os seus dentes um pouco para fora é possível ganhar espaço no arco para encaixar e alinhar os seus dentes que estão tortos. O “aparelho do céu da boca”, mesmo não separando os ossos que formam o céu da boca, é capaz de realizar essa inclinação. O tempo que ele fica sem ativação corresponde ao tempo de “contenção”, para estabilizar o novo posicionamento obtido. A parte de baixo, se é mais para frente do que a decima, terá que ser trazida para trás, mas a própria inclinação dos dentes de cima para fora pode se encarregar de corrigir boa parte desse problema.

  258. Olá Ana,
    Tenho 22 anos e preciso colocar o aparelho expansor no céu da boca. Já estou com as borrachinhas entre os dentes, já fiz o molde e o aparelho já está pronto.
    Só que eu estou em fase de um processo seletivo. E não gostaria de ir para uma entrevista, sendo que eu não conseguirei falar direito!
    Gostaria de saber a sua opinião, referente a colocar o aparelho agora, e se necessário retirar ele para a entrevista e depois colocar novamente!

    Obrigada,
    Débora

    • Débora, se essa entrevista será em breve, o melhor é aguardar… porque depois que começar a ativação do aparelho não dá mais para parar, e muito menos para remover o aparelho sem prejuízo para o seu tratamento.

  259. Oi Ana, o lado direito do meu hirax se soltou, fui no dentista e ele tirou e tentou botar novamente mas não conseguiu e o aparelho quebrou, será q terei de pagar o novo aparelho?
    Espero q não pois não vou dar R$ 600,00 novamente não!
    Obrigado desde já! :)

    • João, algum custo deve haver, mas creio que não chegará a tudo isso. Converse com o seu dentista, é preciso verificar com o laboratório de prótese qual vai ser o “prejuízo”.

  260. Olá, tirei meu aparelho há menos de uma semana e abriu um pequeno espaço no dentes da frente, hoje coloquei a contenção, esse espaço fecha?! Obrigada!!!!!

    • Kelly, quando você foi moldada para fazer o aparelho, seus dentes estavam juntinhos? O aparelho, agora, entrou meio “apertado”? Se sim (nos dois casos), é possível que o espaço se feche novamente.

  261. Coloquei hoje e to falando tuudo errado, quanto tempo vo ficar falando assim?

    • Preciso esta falando certo ate sabado, sera q se eu ficar falando bastante ajuda?

      • Ajuda. :)

    • Rayane, às vezes demora algumas semanas para o paciente se adaptar por completo ao uso do aparelho. Depende.

  262. Ana, fui lá hoje e não vai ser necessário pagar, ele disse q a culpa não foi nem minha nem dele, pois o meu aparelho soltou e ele tentou recolocar, mas pela força ele soltou um pedacinho.
    Obrigado :D
    Vc é de onde?

    • Fico feliz, João. É conversando que a gente se entende. :)

      Sou de Curitiba.

      • Verdade! :D
        Q Pena :(
        Sou Pernambucano.

  263. Vou colocar o aparelho no ceu da boca, gostaria de saber se depois que parar de ativar, a dentista coloca o aparelho fixo e fica com os dois?

    • Natalia, depende. Geralmente, é preciso ficar com o aparelho no céu da boca por mais alguns meses (como contenção, para estabilizar a nova posição dos ossos do céu da boca). Mas nessa fase, já é possível instalar o aparelho fixo, embora muitas vezes o dentista aguarde a remoção do disjuntor pra isso.

  264. Esse aparelho doi muito.

  265. Doutora, estou ativando o meu ha 9 dias e agora estou sentindo uma dor insuportável na gengiva e não abriu nem um espacinho no meu dente, e não to conseguindo dormir, tenho 16 anos e só vejo meu dentista dia de 5a feira, que ele atende, não teria alguma coisa para aliviar essa dor e sera que comigo não haverá expansão?

    • Rodrigo, pela sua descrição parece que o aparelho está empurrando a mucosa do seu céu da boca, mas não conseguiu romper a sutura que une os ossos que o formam. Você não vai conseguir ativar mais o seu aparelho dessa forma, pois vai doer. Então o melhor talvez seja não ativá-lo mais até o dia da sua consulta e, até, “afrouxar” ele um pouco para diminuir a força feita sobre a sua mucosa, o que por si só já deve aliviar a dor.

  266. Para afrouxar é so fazer o processo da ativação invertido?

    • Isso, Rodrigo!

  267. Muito obrigado doutora, aliviou bastante a dor, so um duvida eu não vou poder mais fazer a ativação ou essas dores que eu estava sentindo é que o aparelho esta mal instalado?

    • Não Rodrigo, não tem nada a ver com a instalação do aparelho. É que os ossos que formam o seu céu da boca não devem ter se separado, então o aparelho fica forçando a mucosa e causa essa dor… às vezes dá até ferida. Não ative mais o aparelho até conversar com o seu dentista, ele vai ter que reavaliar pra decidir se é possível continuar ou se é melhor não tentar mais a disjunção.

  268. No caso eu teria que fazer a cirurgia se nao for possível usar mais o aparelho?

    • Sim, ou o seu dentista teria que mudar o seu plano de tratamento, caso você não queira se submeter à cirurgia. Mas não se preocupe com isso agora, converse antes com o seu dentista pra ver se a disjunção ocorreu ou não e o que fazer daqui em diante.

  269. Eu sempre cantei bem, mas depois que eu comecei a usar o aparelho minha voz quando eu canto mudou bastante, to usando ha 2 semanas, me responde por favor, eu sou cantor. E parei ate de fazer musicas essas coisas, ando muito triste por causa disso, abraços.

    • Lukas, mudou como? O timbre? Ou sua fala está dificultada?

  270. Mudou o timbre. :s

    • Lukas, isso é bastante incomum. Parece que o aparelho (ou os efeitos dele na sua parte óssea) mudaram a sua “acústica”… de qualquer forma, isso deve melhorar com a remoção do aparelho.

  271. Doutora iniciei meu tratamento dentario hoje e a dentista disse que vou por aparelho ortodontico pois tenho dois dentes encavalados na parte superior da boca, queria sua opinião de no caso dentes encavalados supra numéricos é necessário esse tipo de aparelho citado acima (dusjuntor palatino)? Ou usarei o convencional mesmo? De acordo com meu problema?

    • Juliana, depende do caso. Na verdade, o fato de você ter dentes supranumerários não faz muita diferença na decisão de usar o disjuntor palatino, o que importa mesmo é o espaço disponível no arco para alinhar os dentes e se há mordida cruzada (até porque os supranumerários costumam ser extraídos). Não havendo esses problemas, o tratamento pode iniciar já com o aparelho fixo convencional.

  272. Ta ok então, mas ai o dentista falou que não pode extrair esses dentes supranumérarios pois minha face ia decair ou seja ia afetar a estética do meu rosto por eles serem bem na frente em cima da gengiva, ai assim para esses dentes de cima voltarem pro lugar esses que ficam embaixo tinham que ser extraídos? pra poder obter espaço?

    • Depende… se houver espaço para esses dentes serem alinhados sem nenhuma extração, então eles até podem ser mantidos. Mas não é algo comum.

  273. HJ COLOQUEI AS BORRACHAS P/ SEPARAR OS MEU DENTES P/ NA SEXTA-FEIRA COLOCAR O HYRAX… TEM ALGUM REMEDIO Q EU POSSA ESTAR TOMANDO P/ ALIVIAR AS DORES?
    E O Q POSSO ESTAR COMENDO ENQUANTO ESTOU COM ESSAS BORRACHAS?

    • Maria, você pode tomar um analgésico, converse com o seu dentista e ele prescreverá um. Quanto à alimentação, você pode comer qualquer coisa, mas é possível que não consiga mastigar muito bem… então, procure comer coisas menos consistentes e menos fibrosas.

  274. Bom dia. Estou com as borrachas desde ontem e agora esta doendo mto. Tomei o remedio mas n adiantou. Estou com 8 borrachas na minha boca. So 4 dentes p/ frente de onde tem uma borracha esta doendo mto. E estao sensiveis parecendo q vao cair.

    • Maria, quando é a consulta para colocar o aparelho? Se ainda for demorar, converse com o seu dentista pra trocar a medicação ou adequar a dose.

  275. A consulta é amanha a tarde. Sera q se eu tirar uma das borrachas teria problema?

    • Provavelmente sim. Os seus dentes podem se juntar novamente no local onde a borrachinha estava e as bandas do aparelho não encaixarem. Aí você teria que usar as borrachinhas por mais tempo… melhor não arriscar.

  276. Ola boa tarde…
    Nossa senhora q aparelho horrivel…
    Acabei de colocar o disjuntor hyrax e o meu dentista me falou p/ voltar daqui um mes, ai ele vai me dar a chavinha p/ começar a ativar o meu aparelho. Isso esta correto?

    • Maria, isso é bem incomum. Geralmente se começa a ativar o aparelho já na sua instalação. Converse com o seu dentista e pergunte o porquê disso.

  277. Oii, meu nome e Daniel, eu botei o disjuntor palatino hyrax faz 3 dias, minha dentista falou que eu ia ficar com este aparelho durante 8 meses e eu to em duvida se e 8 meses mesmo, porque esse aparelho e chato pra comer ou beber algo, e eu queria saber se pode chegar a 8 meses de uso realmente…

    • Daniel, se sua dentista planejou dessa forma, assim será. Provavelmente ela pretende deixar o aparelho por mais tempo porque vai usá-lo para outro tipo de movimentação (além de separar os ossos do seu céu da boca).

  278. PSE E ONTEM A NOITE ELE M INCOMODOU MTO. QUANDO EU FAÇO A MORDIDA O FERRINHO FIK PEGANDO AI EU FICO MORDENDO FERRO. ATE P/ ENGOLIAR A SALIVA EH RUIM. TENTO ENTRAR EM CONTATO COM ELE MAS N CONSIGO…

    • Puxa Maria, complicado… porque se você está mordendo em cima do aparelho, talvez seja preciso ajustá-lo. Aí, só o dentista pra resolver.

  279. Obrigado.

  280. Ola doutora, ativei o aparelho por 10 dias, meu dente abriu bastante, agora parei de ativar, e vou continuar usando. Quanto tempo vai levar pro meu dente fechar?

    • Rayane, boa parte do espaço deve fechar ainda na fase de contenção, o que leva uns 3 meses. O que não fechar, fechará depois com o aparelho fixo.

  281. Dra, o aparelho do céu da boca está machucando MUITO A MINHA LINGUA! Sério, acho que estou com 1,0 cm de profundidade da ferida. Ele “pressiona” a língua… tá horrível… Isso é normal? Não falo normal de incomodar um pouquinho, mas esquartejar minha língua é normal? Desculpa o termo, rs!
    Obrigadooo!

    • Ahauahauha, Jonas! Não… “esquartejar” a sua língua não é normal, não. Provavelmente é necessário fazer algum ajuste, talvez haja alguma aresta cortante. Procure seu dentista e relate o problema.

  282. Eu tenho 19 anos, hj fui ao dentista e ela disse que talvez eu tenha que usar o disjuntor, a mordida cruzada é quase imperceptivel, mas estou com medo, não pela dor, mais pelo espaço a abrir, os dentes da frente se abrem em todos os casos? No meu caso, se eu for usar, já com 19 anos, os meus dentes da frente vão se abrir? Posso corrigir mordida cruzada apenas com o aparelho fixo?

    • Jhenifer, aos 19 anos o disjuntor pode ser usado, mas não é certeza que os ossos que formam o seu céu da boca vão se separar. Dependendo da mordida cruzada, ela pode ser corrigida apenas com o aparelho fixo, pela inclinação dos dentes de cima para fora.

  283. Olá doutora, tenho dois dentes extranumerários, um de um lado e outro do outro lado na parte superior, só q de uns tempos pra cá notei que um desses dentes esta mudando de posição, ou seja, um deles esta descendo, tipo ele se localizava bem em cima da gengiva e parece que esta descendo, tipo pra parte de baixo, isso é normal? O que poderia ser?
    OBS: AINDA NÃO USO APARELHO CORRETIVO.

    • Juliana, nossa mordida é “dinâmica”, ou seja, nossos dentes podem mudar de posição dependendo de certos estímulos e forças aplicadas a eles. Mas essas movimentações costumam ser bastante sutis, a maioria das pessoas nem percebe. Pra tirar a dúvida, o ideal é procurar um dentista para avaliar.

  284. Boa noite, tenho 25 anos e agora que resolvi realizar o tratamento dentário, porém minha dentista disse que terei que usar o expansor, agora minha dúvida é: será que esse aparelho vai conseguir abrir meu céu da boca uma vez que ja tenho idade avançada ou seria melhor ja realizar o procedimento cirúrgico? Pois caso o expansor nao resolva, eu vou ter sofrido dores a toa! Esse procedimento cirúrgico é complicado? Eu vou ter que ficar de repouso muitos dias? O aparelho que pretendo usar é o estético autoligado, realmente ele é melhor? Gostaria de receber conselhos a respeito…

    • Rafael, aos 25 anos pode ser que o disjuntor não consiga abrir o céu da sua boca, realmente. Mas vale a pena tentar… imagine se submeter a um tratamento cirúrgico sem nem confirmar se seria possível a disjunção sem o auxílio de cirurgia? E se não der certo, é só parar de ativar e pensar no plano B. O procedimento cirúrgico é relativamente simples… mas é uma cirurgia com anestesia geral, e você vai precisar de pelo menos 1 semana de repouso. Quanto ao tipo de aparelho, não há comprovação científica de que o aparelho autoligado seja mais eficiente que o convencional, embora, em tese, ele ofereça menos atrito entre o arco e os bráquetes (portanto, menos resistência ao movimento).

  285. Boa tarde… uma duvida, nao existe outra maneira para dar espaço pros dentes, por exemplo… tirar um dente… esse tratamento com aparelho é muito doloroso. Obrigada.

    • Keli, sim, extrair 1 ou mais dentes é uma opção bastante usada pelos ortodontistas. Mas se você tiver uma mordida cruzada causada não só pelo mau posicionamento dos dentes mas pelo mau posicionamento ósseo, não adianta apenas extrair dentes. Por isso a necessidade desse aparelho.

  286. Boa tarde!
    Eu usei esse aparelho duas vezes, na primeira depois de retira-lo interrompi o tratamento e voltou a fechar o meu ceu da boca. Usei pela segunda vez, e aconteceu o mesmo… depois de retira-lo tive uns problemas e precisei retira-lo novamente. Agora retomei o tratamento dentario e pus aparelho fixo normal para corrigir os dentes, e o meu dentista disse que para expandir o céu da boca eu irei usar agora o aparelho movel, agora ja tenho vinte anos, e ouvi dizer que não posso mais usar esse expansor fixo, e nem quero porque eu senti muita dor com ele, e duas vezes. Gostaria de saber se o expansor móvel tem a mesma eficiencia do fixo, e se demora mais para obter resultados.

    • Francine, se o paciente for colaborativo e usar o aparelho como recomendado, o aparelho removível é tão efetivo quanto o fixo.

  287. Oi Ana, queria saber quantos centímetros vai abrir nos meus dentes da frente, estou ativando durante uma semana 4 vezes ao dia (2 de manhã e 2 a noite).
    Obrigado!
    :D

    • João, cada volta completa do parafuso equivale a 1 mm. Pela sua descrição, seu aparelho será ativado 1 volta por dia. Em uma semana, serão 7 mm, então.

  288. Esse aparelho corrige a gengiva para frente? Meus dentes são pra frente so por causa disso… a gengiva é bem pra frente e por isso acabo sendo “dentuço”, acho q é os ossos que são assim… esse aparelho corrige isso SIM ou NÃO ? Se “NÃO” tem como corrigir isso? Com o que? Teria alguma ideia ?

    • Kaio, não. Pela sua descrição, creio que você tenha um sorriso gengival. O aparelho disjuntor serve para outros propósitos, não para esse em especial. Se for um problema de mau posicionamento das bases ósseas, a solução pode ser apenas a cirurgia ortognática. Como alternativa não-cirúrgica, existem tratamentos com a aplicação de toxina botulina em lábio superior, que diminuem bastante o aspecto gengival do sorriso. Procure um dentista que trabalhe com a técnica na sua cidade e faça uma avaliação.

  289. Oi Dra. Ana, em primeiro lugar parabéns pelo blog, muito esclarecedor. Tenho 36 anos e há uma semana instalei o aparelho expansor, mas meu dentista não me deu nenhuma instrução de como aperta-lo, somente que voltasse ao seu consultório dia 18/12. Lendo suas respostas penso não faria efeito o uso desse aparelho na minha idade. Qual a sua opinião? Obrigada.

    • Samyra, em adultos a eficácia desse tipo de aparelho é duvidosa mesmo… pode funcionar, assim como não pode. Esse tipo de mecânica é mais eficiente em crianças e adolescentes, mas em adultos, se o dentista julgar que vale a pena tentar, é uma possibilidade. De qualquer forma, mesmo que o céu da boca não abra, em alguns casos pode-se ganhar espaço ou descruzar a mordida cruzada posterior pela inclinação dos dentes para fora que o aparelho provoca.

  290. Sim, meu dentista avaliou isso e resolveu botar o disjuntor, eu coloquei ele… Vc considera o Ronaldinho com sorriso gengival? Porque é exatamente do mesmo jeito que eu estou… Esse disjuntor e os Bracks corrigem isso? Se não, o q vc usaria para corrigir isso ?? Tem uma ideia de quanto tempo demora? Tenho 16 anos.

    • Kaio, o Gaúcho? Sim, o Ronaldinho Gaúcho tem um sorriso BEM gengival. O uso de aparelho, dependendo do caso, pode até atenuar isso… mas resolver, não. Como eu já disse anteriormente, a aplicação de toxina botulínica por um dentista habilitado pode ajudar, o resultado é imediato.

  291. Olá Doutora, li todos os comentários e vi que você é bem experiente e preciso de uma ajuda sua, tenho 19 anos vou fazer 20 agora em dezembro, queria saber se o meu céu da boca já esta colado, porque eu pus o disjuntor palatino, o último dos vídeos acima, e faz 3 dias que coloquei, uma pessoa me disse que usou um igual e o dele fraturou o céu da boca, ele tinha em média uns 27 anos, o céu da boca dele quebrou para poder abrir, a dentista dele disse que já estava esperando por isso e ele sentiu MUITA dor, no meu caso vai precisar fraturar também ? Ou ainda tenho chance de isso nao ocorrer ? Ele deu 1/4 da volta e so agora dia 20 ele vai mexer de novo, disse que pela idade nao sabe ao certo como que vai ser, tenho mordida cruzada, ai ele vai mexer a cada 2 dias, ele mesmo que vai espaçar com a chave. E também quero saber se essa decisão dele é certa, obrigado.

    • Davi, você está próximo à idade limite pra que a disjunção ocorra sem precisar de auxílio cirúrgico. Sim, você tem chances do céu da boca abrir sem problemas, mas só é possível saber se isso vai acontecer tentando.

  292. Boa tarde, tenho 17 anos e estou usando o aparelho hyrax há 4 dias, ativando 4 vezes ao dia, porém reparei que os dentes da frente praticamente não se afastaram, enquanto que os mais atras se afastaram mais, porém um lado mais que o outro… gostaria de saber se deveria parar de ativar até falar com o dentista ou se deveria continuar a fazer a ativação por mais 2 dias, e porque isso esta acontecendo?
    Obrigado!

    • Cleomar, ative o aparelho pelo tempo que o seu dentista recomendou. Os dentes da frente provavelmente se afastaram sim, mas eles têm uma tendência a se reaproximarem novamente de forma espontânea, o que não significa que os ossos não tenham se separado. então fica parecendo que a separação maior foi nos dentes de trás. De qualquer forma, é sempre bom entrar em contato com o seu dentista e relatar isso, assim você pode ser orientado de forma mais específica.

  293. Olá! Primeiramente parabéns pelo blog, muito bom :)
    Eu tenho 18 anos e estou usando o Hyrax porque tenho a mordida cruzada e os meus caninos são “acavalados”. Queria tirar 2 duvidas. Fiz a ativação direitinho (2 vezes na manhã e 2 a noite), fui no meu dentista e ele fechou o parafuso porque a expansão ja estava boa, só que os meus dentes da frente se separaram muito pouco, quase nada, mas agora sem fazer a ativação estou notando que eles estão mais separados do que antes, isso é normal? (ja que não estou fazendo a ativação). E a outra coisa é, como os meus caninos irão descer? Vou ter que usar outro tipo de aparelho ou vou ter que extrair algum dente?
    Desde já agradeço!

    • Brenda, não vejo problema algum com a sua disjunção. Os seus caninos podem descer um pouco de forma espontânea (dependendo da sua idade e do espaço disponível para isso), mas para alinhá-los certamente será necessário o uso de aparelho fixo. Sem examinar você não tenho como dizer será preciso fazer extrações, essa pergunta só pode ser respondida pelo seu dentista.

  294. Obrigada Dra. Ana, fiquei mais tranquila sabendo que esse parelho pode trazer resultados, devido a minha idade. Mas estou ainda em dúvida a respeito dele ter instalado este aparelho mas não ter feito nenhuma ativação e nem ter falado sobre esse procedimento, na verdade só descobri isso aqui no seu blog. Minha pergunta é somente o aparelho sem ser feito nenhuma ativação diária pode dar a inclinação (que como a senhora falou) para fora necessária para o sucesso do tratamento. E ainda meu dentista falou que ficaria com esse parelho por 1 ano. Não seria muito tempo?
    Obrigada.

    • Realmente Samyra, sem ativação o aparelho não provoca nenhum tipo de movimentação. O tempo de uso varia de acordo com o plano de tratamento, já ouvi relatos de pacientes que utilizaram por 1 ano… mas o mais comum é até uns 5 meses. Converse com o seu dentista pra entender o motivo desse tempo.

  295. Olá doutora,
    Já uso esse aparelho do céu da boca ha um mês e meio e no próximo sábado vou tirar os dois primeiros pré-molares pra colocar o aparelho fixo (de borrachinha) nos dentes de baixo. Gostaria de saber se vai doer muito e se vai aparecer que não tenho esses dentes.
    Obrigada.

    • Beatriz, se você der um sorriso MUITO largo, os espaços devem aparecer. Eles devem fechar depois de 6 meses a 1 ano. Dor, não há motivo… as extrações são feitas sob anestesia local e, por se tratarem de dentes hígidos (sadios), não deve haver problema algum com a anestesia.

  296. Bom dia Dra. Ana
    Minha filha tem 6 anos e a dentista falou que ela vai ter que por esse aparelho (disjuntor hyrax com grade) pois ela chupa o dedo e com isso o ceu da boca dela esta muito fundo, e ela tambem ta com a mordida aberta devido a isso. Gostaria de saber se não é muito cedo pra por isso nela e se esse aparelho doi ou costuma machucar, pois estou muito insegura de por esse aparelho nela.
    Agradeço desde já.

    • Daniela, depende do caso, mas não creio ser cedo, não. Se há um hábito deletério (chupar o dedo) envolvido, quanto antes ele for removido, melhor. Quanto mais jovem é o paciente, mais fácil é a disjunção. E crianças costumam se adaptar rapidamente a esse tipo de aparelho (diferente de nós adultos, que “sofremos” mais com isso). Eu acho que sua filha vai se beneficiar bastante disso e, no futuro, quando ela for usar um aparelho fixo (depois dos 12 anos, por aí), o tratamento será muito mais rápido e fácil, porque o problema principal terá sido interceptado na ápoca certa.

  297. Olá. tenho 15 anos e uso esse aparelho, no começo deu um probleminha, meu aparelho estourou, tive que fazer todo procedimento de novo, colocar os separadores, moldar, e tals. Agora coloquei ele de novo, estou com ele faz 5 dias, eu ativo somente uma vez de manhã e uma vez de noite. Será que está correto ? :S E meus dentes estão bastantes separados já, vou parar de ativar ele dia 05, quarta-feira. Queria saber se vou ficar bastante tempo com esse aparelho, pois é horrivel :/

    • Bruna, a forma como o aparelho é ativado e o tempo pelo qual o paciente fica com ele dependem do plano de tratamento que o dentista idealizou. Mas, geralmente, o paciente fica entre 3 e 5 meses com esse aparelho.

  298. Oi Ana, queria saber o que eu posso fazer para meu aparelho não cair, pois já caiu 3 vezes!!!
    Estou desesperado!!
    Obrigado! :D

    • João, se ele está caindo é porque deve estar frouxo… não tem muito o que você fazer, vai do dentista ajustá-lo de acordo. E não fique desesperado, não vale a pena. ;)

      • Obrigado Ana! :)
        Mas é normal ele estar frouxo ??

        • Não é não!

  299. Quanto custa em média um aparelho desses?

    • Jhenifer, depende do tipo, do laboratório de o confecciona, do dentista, etc.. Não existe média… procure um dentista e faça uma avaliação, ele irá lhe esclarecer, inclusive, com relação a valores.

    • Jhenifer Reis, o meu custou R$ 600,00 é um Hirax! :)

  300. Boa tarde!
    Queria tirar uma duvida quanto ao aparelho móvel, pois estou usando um de silicone, queria saber se o mesmo é eficaz pois pude perceber que ele não foi feito pelos meus dentes, não se encaixando direito e caindo toda as vezes que abro a boca, sem contar que o dentista ainda o furou quase todo para que meus dentes ficassem com a raiz coberta. Não estou confiando no efeito do mesmo, meus dentes são largos e os do silicone são muito estreito sendo então que meus dentes nunca fica na marca correta. Agradeço pela atenção.

    • Andreza, o aparelho tem que encaixar direitinho. Se não está encaixando, uma possibilidade é que tenha havido algum problema na moldagem, alguma deformação. Entre em contato com o seu dentista e relate o problema.

  301. Grata pela atenção.

  302. Olá, tenho 19 anos e estou ha quatro dias com o aparelho Haas.
    Minha dentista, no primeiro dia após colocar o aparelho fez 4 vezes o movimento com a chave. Ela pediu para fazer 2 vezes de manhã e 2 vezes de noite. Estou agora com ele e sinto dores horríveis no céu da boca, apenas do lado esquerdo, dores essas que impediram de continuar o tratamento… Ou seja está realmente impossível de ativar com a chave. Coloquei ele na terça agora e até ontem não doía muito. Ontem, sábado, após ter feito duas de manhã e duas de noite sofri muito, tomei dipirona mas mesmo assim a dor era forte. Não consegui dormir. Hoje domingo de manhã resolvi arriscar pelo menos uma última tentativa e fiz apenas mais uma ativação com a chave. A dor não passava… Pretendo não tentar mais.. a pressão no céu da boca é muito grande… Eu tenho/tinha o céu da boca bem fechado. Gostaria muito de alguma ajuda, por favor! Obrigado.

    • Lucas, pela sua descrição a disjunção não está ocorrendo. Possivelmente o seu caso se enquadra na disjunção cirúrgica. Converse com a sua dentista sobre essa possibilidade, pois você já tem 19 anos, nem sempre nessa idade a disjunção ocorre a contento sem cirurgia.

  303. Boa noite Dra Ana. Finalmente me livrei do terrivel expansor palatino ontem, a dra já instalou os bracketes nos dentes do pré molar pra trás e bandou o molar. O que eu não entendi muito bem é que ela colocou o tubo no lado externo da banda e no interno também, tá me incomodando. E o que achei estranho é que mês que vem , ela disse que o protocolo pós disjunção é colocar barra palatina, no teste que ela fez, vi que é um incomodo, tanto quanto o expansor. Só não foi colocado ontem porque ela não tava conseguindo deixar a barra no estado passivo, e no ativo acho que rotacionaria o dente. Funciona mesmo assim as coisas ? E a barra vai ficar até o fim do tratamento =/

    Obrigado, aguardo resposta.

    • Brunna, tudo o que você relatou é bastante comum. Não sei dizer se “funciona assim”, pois não conheço o seu plano de tratamento… a melhor pessoa pra esclarecer você com relação aos objetivos desses dispositivos é a sua dentista.

  304. Oii Ana, Fui Ontem No Meu Dentista E Ele disse Que Meu Hirax Quebrou Novamente, Mas Ele Disse Que O Objetivo Já tinha Sido Alcançado Ou Seja A Minha Disjunção Deu Certo, Ai Ele Disse Que A Função Do Hirax Seria Agora Igual A Do Gesso Quando Quebramos Um Osso Só Serviria Para Manter O Osso Naquela Posição Então Ele Optou Botar Um Aparelho Que É Como Se Fosse Um Ferro Que Quando Chega No Céu Da Boca Dá Uma Dobradinha Como Se Fosse Um “U”.
    E Disse Que Como Mudou O Aparelho Mês Que Vem Ele Já Botará O Aparelho Fixo.
    Foi Certo Ele Fazer Isso?
    Esse Novo Aparelho Tem Nome?

    • João, Por Que Você Escreve Todas As Palavras Com A Primeira Letra Maiúscula? (brincadeirinha). :D

      Sim, não vejo problema algum no procedimento dele. Provavelmente a tal barra em U é uma “barra transpalatina” (é como essa da foto? –> http://bit.ly/Zb4FAn ).

      • É Maniaa! kkkkkk
        É O Da Foto Mesmo!
        Obg!

        Ana, É Mais Provável Que Ele Bote O Aparelho Fixo E Não Remova A Barra Transpalatina Ou É Mais Provável Que Ele Tire A Barra Transpalatina Para Botar O Aparelho Fixo? :)

        • Ele deve colocar o fixo e manter a barra. Mas depende do plano de tratamento.

  305. Olá doutora tudo bem, eu tenho 22 anos e coloquei o expansor tem 7 dias, eu to sentindo abrir um pouquinho os dentes da frente, eu ativo duas vezes ao dia,2 voltas a noite e 2 de manha, só que nas ativações tem um dente que esta doendo demais, o dente de trás do ultimo anel, ta doendo muito quando faço as ativaçoes, fico 30 horas deitada apos as ativaçoes sentindo dor. Queria saber se isso é normal, ou se tem alguma coisa de errado nisso? Já falei com a dentista e ela nao disse nada.

    • Sirleide, dor nunca pode ser considerado normal. Mas se o seu dentista avaliou e não viu problema, não tenho motivo pra achar que há algum. Converse com ele pra que ele prescreva algum tipo de analgésico pra que você fique mais confortável durante essa fase de ativação do aparelho.

  306. Oi bom dia…
    Eu coloquei o expansor hyrax no dia 23 e ate hj, ou melhor ate a segunda da semana q vem, n fiz a ativação do meu aparelho. Isso esta correto?
    O meu dentista so falou p/ mim voltar dia 17/12, ai ele me entregaria a chave e começaria a fazer a ativação!!!!
    Pq isso ocorreu… o q esse aparelho adiantou na minha boca esse tempo todo?

    • Fernanda, você deve perguntar para o seu dentista qual o motivo da demora em começar a ativação do aparelho… pois ele é que planejou o seu tratamento. Mas se o aparelho não é ativado, realmente: ele não está executando nenhum tipo de movimentação nos seus dentes.

  307. Dra, fiz recentemente uma pergunta em relação à “compensação” feita através de uma espécie de inclinação dos dentes? Como isso é feito o.O? Os dentes serão, literalmente, inclinados? Porque tenho pouco espaço