O Aparelho no Céu da Boca


Chamam-no por um monte de nomes: expansor, disjuntor ou “o aparelho que vai no céu da boca”. A questão é: pra que é que serve esse instrumento de tortura chinesa aparelho?

O disjuntor palatino (o termo correto) serve para separar os dois ossos que formam o céu da boca (as maxilas). Fazendo isso, é possível descruzar os dentes e aumentar o perímetro do arco dentário superior. Hã? Agora em português: a gente conserta a mordida e ganha espaço para todos os dentes se alinharem.

Disjuntor do tipo Haas

Já usei a analogia da tampa e da panela aqui no blog, e não consigo pensar em outra tão boa quanto. A mordida cruzada acontece quando os dentes de cima mordem por dentro dos de baixo, ou seja: a tampa é menor do que a panela. Pra fazer a tampa caber na panela, as opções são: comprar uma tampa maior, comprar uma panela menor ou dar um jeito de fazer a tampa caber na panela que você tem. É isso que o disjuntor palatino faz.

Os disjuntores palatinos mais comuns são o do tipo Haas (dento-muco-suportado, o que ilustra este post) e do tipo Hyrax (dento-suportado). Ambos fazem a mesma movimentação, porém o Hyrax se apoia apenas nos dentes e o Haas se apoia também no palato, o que dá um melhor suporte. Porém, o Haas é bem mais chato de limpar e muitas vezes causa feridas no céu da boca causadas pela pressão local e pela presença constante de resíduos alimentares (quando não é bem higienizado).

Doi? Não. Ou, pelo menos, os relatos de dor relacionados à disjunção em si são pouco frequentes. Alguns pacientes dizem sentir o céu da boca formigando.

Para instalar o disjuntor (qualquer um deles)  é preciso colocar separadores nos dentes que serão bandados (vão receber os anéis metálicos) com pelo menos 2 dias de antecedência. Então é feita uma moldagem e o modelo em gesso vai para um laboratório, onde é confeccionado o aparelho. Quando ele fica pronto, é só marcar o dia da instalação.

O aparelho é fixo, ou seja,  não será removido pelo tempo determinado pelo seu dentista. Ele possui um parafuso bem no meio dele que serve para abri-lo e, consequentemente, separar os ossos do céu da boca. A disjunção pode ser lenta ou rápida, dependendo do caso, mas geralmente é dada uma volta completa no parafuso por dia (2 ativações de manhã e 2 ativações à tarde – cada ativação corresponde a 1/4 de volta) usando-se uma pequena chave. O período de ativação pode levar 1 ou 2 semanas. Quem faz essa ativação é o seu dentista, embora em alguma situação especial a mesma pode ser feita em casa pelo próprio paciente ou responsável. Terminada a ativação, o aparelho continua instalado por cerca de 3 ou 4 meses ainda, sem ativação, para garantir o resultado alcançado (período de contenção). Entenda como acontece a disjunção em nível ósseo:

O maior sinal de que a disjunção deu certo é os dentes da frente começarem a se separar, causando um diastema. Esse espaço tende a se fechar sozinho, durante o período de contenção. Quanto mais velhos ficamos, mais difícil é fazer a disjunção palatina. Por isso, esse tipo de aparelho é mais usado em pacientes até 18 anos. Mas pode ser usado sim em adultos, dependendo da avaliação do seu ortodontista. Crianças ainda com dentes de leite ou já na dentição mista (com dentes de leite + permanentes) também podem usar, e o resultado costuma ser muito bom.

Pra saber se você precisa usar um disjuntor palatino, não adianta perguntar na Internet, é necessário fazer alguns exames, até porque nem toda mordida cruzada é resolvida assim. Procure um dentista / ortodontista e faça uma avaliação. 😉

Compartilhe:

Categoria: Ortodontia

Marcadores:

1.997 comentários

  1. Oi, doutora! Coloquei um tipo de aparelho no céu da boca ontem, ele aparenta ser “bem simples”, umas linhazinhas de ferro, e minha lingua pressiona as mesmas quando falo, como, fico pressionando pressionando, e esse aparelho esta ligado nas bandas… enfim, a única coisa que está incomodando é a fala, estou falando as palavras com “s” no final, “r” entre elas, todas embaralhadas, tipo patinho, será que minha fala vai melhorar com o tempo? Estou em férias da escola, mas sabe, é estranho falar erradinho kkk… Ah, sera que pra ter resultado demora no processo do aparelho? Tenho 16 anos, caso ajude. Enfim, também quero parabenizar esse site e você, por serem tão atenciosos e dar uma ajuda para as pessoas que estão passando por essa fase.

    1. Silvia, deve ser uma barra transpalatina. Sim, é questão de hábito, sua dicção deve melhorar. O tempo de uso da barra depende do plano de tratamento, mas você deve usá-la por alguns meses.

  2. Oii, estou usando o aparelho hyrax… coloquei ele em junho e ativei somente 15 dias, depois meu dentista travou ele (estou 5 meses com ele)…. Mas agora em novembro meu aparelho hyrax saiu e eu consigo tirar ele, mas mesmo assim deixo ele no ceu da boca… nao atrapalha em nada so sai se eu forcar… o que devo fazer ? Voltar ao dentista para ele colocar de novo ? Ou esperar a proxima consulta ?

  3. Olá, uso o Haas e o parafuso está ficando mais difícil de girar, isso significa que ele está perto de travar? Devo esperar até não conseguir mais girar ele de jeito nenhum ou já posso ir ao dentista?

  4. Boa tarde, coloquei o hyrax ontem, e tenho que fazer a ativação 2 vezes no dia, hoje na hora de fazer doeu muito, e meus dentes está doendo muito, não consigo nem encostar um dente no outro, é normal? E vou ter que ficar com esse aparelho 6 meses, vou ter que ativar com a chavinha todos os dias os 6 meses ou depois de algumas semanas não é mais preciso?

    1. Pode ser normal sim, Diuly. Não, você vai ativar por um tempo (1 semana, 1 mês, depende do plano de tratamento, seu dentista vai orientar você), depois, o resto do tempo, vai ficar com o aparelho travado como contenção, pra estabilizar o resultado obtido.

  5. Olá, doutora. Coloquei o “haas” faz 3 semanas, e ainda vou ativá-lo por mais 2 semanas. Só agora que começou a abrir o diastema, e me veio uma pergunta. Eu li que os incisivos tendem a se fechar no período de contenção (no meu caso, 3 meses). Vai demorar muito para eles fecharem-se? Tenho 14 anos, se ajudar.

  6. Oi, minha sobrinha usa o aparelho no céu da boca ha 2 meses e o dentista disse que tem que usar mas 4 meses e que o aparelho fixo vai ser colocado depois deste periodo, minha pergunta é: ela ja poderia estar usando o aparelho fixo juntamente com o aparelho do céu da boca ou o que ele disse esta correto? Pois vejo pessoas com os dois aparelhos e acho que esta demorando. Desde ja agradeço.

    1. Divina Katia, até poderia. Mas talvez, no caso da sua sobrinha, não seja desejável. Cada caso é um caso, às vezes o dentista instala o aparelho fico ainda na fase de contenção do disjuntor, às vezes não. Isso não acelera o tratamento, necessariamente.

  7. Olá doutora. Estou usando o hyrax e vou sair pela primeira vez com uma moça esse final de semana. Li em suas respostas q ele atrapalha um pouco sim na hora do beijo, mas gostaria de saber se ELA vai sentir o aparelho. Pq se só incomodar a mim, não tem problema, só gostaria q ela não sentisse.

  8. Ola doutora, comecei a utilizar o aparelho ha uma semana, porém não estou conseguindo fazer a ativação sozinho, pedi para uma pessoa que tambem não conseguiu. Teria alguma dica para mim?

  9. Olá doutora, coloquei o aparelho disjuntor de haas fixo faz 3 dias e minha fala está estranha, eu estou falando meio enrolado e as vezes quando falo eu cuspo, é normal isso e se para com o tempo?

  10. Olá Doutora Ana, antes de mais nada gostaria de parabenizá-la pelo blog que é repleto de informações úteis. Eu coloquei o hyrax hoje e vou ser submetida a uma cirurgia de osteotomia, provavelmente ainda esse mês. A princípio não achei o hyrax tão incômodo, mas ao chegar em casa e ter que me alimentar senti grande dificuldade. A senhora tem alguma dica para se adaptar mais rápido ao aparelho?

    1. Rafaela, não há muito o que fazer além de se habituar… e isso só com o tempo. Procure cortar a comida em pedaços menores, nada muito duro nem muito pegajoso, pois esse tipo de alimento é bem mais difícil de mastigar usando o Hyrax, e pode “estragar” o aparelho também (descolá-lo, etc.).

  11. Vou colocar um expansor no céu da boca (ava) e estou com medo, será que vou ficar com os dentes do Ronaldo? Pois vi umas imagens na internet e a maioria das pessoas estavam com um espacinho entre os dentes, acho que não vou escapar disso ?

    1. Giu, a separação entre os dentes da frente é o melhor sinal de que a disjunção deu certo. Não é muito bonito, realmente… mas, se tudo der certo, é o que deve acontecer. E esse espaço (ou pelo menos boa parte dele) deve se fechar rapidamente, ainda na fase de contenção do aparelho.

  12. Oi Doutora, eu uso aparelho fixo há 6 meses e a barra transpalatina há 4 meses simultaneamente, tenho 18 anos e meu dentista disse que era pra expandir o meu “céu da boca”, e ele disse que vou ter que ficar com ela até o fim do tratamento com o aparelho fixo, só que como disse, ja estou ha 4 meses com ela e ela me incomoda demais, quando estou com a lingua em repouso, ela fica fazendo uma pressao mt grande na barra que acaba fazendo com que surjam aftas, até hj não consegui me acostumar. Isso é normal? Será que vou realmente ter que ficar com ela por pelo menos mais 2 anos? Vc tem alguma dica pra minimizar a minha dor??

  13. Olá boa tarde,

    Fiz uma cirurgia em Março deste ano, coloquei o Haas Fixo (aquele que parece um parafuso). Após a cirurgia meu rosto do lado direito inchou bastante e tive que recorrer a sessões de drenagem linfática facial para ajudar a tirar a retenção dos líquidos. Porém meu rosto ainda não voltou ao normal, meu lado direito do rosto continua um pouco inchado. Gostaria de saber se é comum isso acontecer ou se irá melhorar somente quando eu remover o mesmo.

  14. Boa tarde, dra Ana!
    Tenho 37 anos e ontem eu coloquei o aparelho Haas. Passei o dia chorando por não conseguir me alimentar. Os alimentos como feijão, arroz e carne ficam presos dentro do aparelho. Minha língua está toda cortada. Tenho a sensação de que vou me sufocar com a minha própria saliva. Já estou muito magra e essa dificuldade me atrapalha muito a comer. Tem alguma dica pra me ajudar nesse momento difícil? Há algum risco de me engasgar tomando comprimidos maiores? Parei de tomar meu multivitamínico por causa da dificuldade para engoli-lo. As ativações serão duas vezes por semana. Mais para frente vou ter que usar o aparelho fixo e o de avanço mandibular.
    Grata, desde já!

    1. Valentina, sim, pode incomodar MUITO, mas é uma questão de adaptação. Você não vai se engasgar, é mais impressão sua por causa da estranheza do uso do aparelho.

  15. Dra. Ana, meu filho tem 5 anos e 10 meses e mordida cruzada em 3 dentes posteriores, conforme o ortodontista.
    Tive indicação de uso do aparelho quadrihélice e também do disjuntor. Os dois são indicados para os mesmo caso? Qual a diferença entre os dois? Qual dá o melhor resultado? Um é mais caro do que o outro?
    O tempo de tratamento é o mesmo para os dois tipos de aparelho?
    O incômodo é o mesmo para os dois?
    Imensamente grata se puder esclarecer minhas dúvidas.

    1. Ana, o quadrihélice não é bem um disjuntor, é mais um expansor. Tanto o expansor quanto o disjuntor aumentam o comprimento do arco superior. Pode ser que o ortodontista vá usar os 2 no tratamento, só não dá pra usar ao mesmo tempo. São aparelhos parecidos, o preço também, depende do laboratório que os confecciona. O disjuntor costuma incomodar mais, mas é uma questão de adaptação do paciente.

    2. Dra. Ana, muito obrigada por compartilhar o seu conhecimento através do seu blog. Tirei muitas dúvidas a respeito do aparelho Hyrax, e gostaria de saber o seguinte: minha filha tem 8 anos, tem adenóide mas ainda não operou, foi indicado esse aparelho para ela pela arcada não ter se desenvolvido adequadamente, bom, uma dúvida é a seguinte, na quinta feira minha filha colocou o aparelho, eu particularmente achei um equipamento de tortura, rsrs, ela saiu do consultório babando muito e não conseguia falar, mas em casa, acabou conseguindo superar um pouco esses problemas algumas horas depois, só não conseguiu comer muito, nem mesmo as sopinhas e comidas amassadas, reclamou que fica entrando no meio do aparelho, a noite quanto estava dormindo teve um sono agitadissimo, parecia que ia engasgar dormindo, fiquei desesperada, porque ela dorme de boca aberta, mas o aparelho piorou mais ainda… quase morri de dó… enfim, mas no outro dia o aparelho acabou soltando e a dentista está em sp e só podemos recolocar daqui a alguns dias, ela disse que provavelmente irá ter que fazer outro porque o dentinho que segura é muito curto… a Dra. já teve algum caso semelhante? Mas a minha dúvida mesmo é que não seria mais recomendado ela colocar o aparelho depois que tirar a adenóide? Tenho receio dela não conseguir se adaptar…
      Muito obrigada pela atenção!!

  16. Olá! Minha filha tem 8 anos e tem a indicação para usar o disjuntor palatino por causa de uma atresia que está causando apinhamento nos dentinhos permanentes da frente. Confesso que estou em pânico por ela!!! Tenho medo do incômodo que este possa causar, dor, ferimentos na boca, na língua, dificuldade pra comer… Afinal, ela só tem 8 aninhos e talvez não tenha maturidade pra aguentar. É cedo pra usar esse tipo de aparelho? E quanto às minhas preocupações, estou exagerando muito??? Grata,
    Sonita

    1. Sonita, o seu “exagero” é completamente compreensível. Sou mãe também, e me identifico com você. Mas procure ficar tranquila, as crianças encaram muito mais facilmente o uso desse tipo de aparelho que os adultos… o que nos faria “sofrer”, pra elas muitas vezes é tranquilo. Ela pode já estar na idade sim, depende do caso.

    2. Sonita, boa tarde!

      Minha filha está com a mesma idade que a sua (8 anos). Ela está usando um disjuntor palatino há 10 dias, mais ou menos. Eu também estava super apreensiva com tudo, mas, felizmente ela está se adaptando muito bem.
      As crianças se adaptam melhor que os adultos.

      Abraços,
      Vanessa Carla

  17. Olá, estou usando o aparelho hyrax ha uma semana, e hoje fui lá na dentista pois o anel tinha escapado, acontece que acabei de chegar em casa e ouvi algo “roendo” nos dentes, fui ver, tinha escapado novamente, o que eu faço ? Vou lá pedir para colocar aquela resina nele novamente ou espero a manutenção que é daqui alguns dias ?

  18. Eu coloquei o hyrax ha mais ou menos 3 dias, só que um lado dele ta muito frouxo, tem algum problema? Será que a ativação não vai funcionar? Ou eu tenho que voltar no dentista pra ele reparar?

  19. Olá, fiz a cirurgia de disjunção palatina ha uma semana e após cinco dias comecei a ativação do hyrax… ocorreu tudo bem, porém após o terceiro dia de ativação do aparelho começou a doer muito meus dois dentes da frente, os que estão separando… é normal? Parece que vão cair de tão doloridos… o dentista que me operou disse que o normal é sentir uma pressão e não doer dos dentes… continuo com as ativações? Falta pouco para travar o aparelho! As ativações são feitas pela manhã e a noite totalizando uma volta por dia. Fico no aguardo.

    1. Tatiane, realmente, o esperado é que haja sensação de pressão, e não dor. Talvez a dor seja pela pressão na mucosa do céu da sua boca, o que pode causar uma ferida. Converse com o seu dentista pra ver se é o caso de parar com as ativações por enquanto.

  20. Ola doutora, meu filho tem 7 anos e esta com dois dentes superiores frontais cruzados, após analise da documentação, a dentista disse que pelos cálculos que fez será necessário colocar um aparelho colado superior para levantar a mordida e para que descruze os dentinhos, que um removível não seria suficiente, e depois será usado um inferior após a abertura da arcada superior. Minha dúvida se isso é comum, pois com essa idade um removivel não resolveria? Quanto custa mais ou menos o dois aparelhos ? Ainda vou conversar pessoalmente. Que pena que a sra. não esta em São Paulo e que sorte dos paranaenses. Grata.

    1. Kelly, depende da avaliação do ortodontista. Nessa idade geralmente é melhor o aparelho fixo mesmo, porque a criança acaba não usando o removível, porque incomoda e ela tira. O custo depende do tipo de aparelho e do laboratório que o confecciona, varia.

      Gentileza sua. 🙂

      1. Oi Dra. Grata pelo retorno. O meu filho vai usar o macnamara e depois ira usar um removivel inferior para acompanhar a maxila superior. A abertura que fica nos dentes em cima fecha sozinha sem a necessidade de usar um aparelho? Esse aparelho costuma ser mais caro que os demais?

        Grata

        1. Parte da abertura, pelo menos, fecha. Mas geralmente a finalização é feita com o aparelho fixo. Não, não é um aparelho mais caro, é só um outro tipo de disjuntor.

  21. Olá doutora, tenho 20 anos e tenho mordida cruzada e Angle classe 3. A minha médica disse que teria de usar este aparelho numa fase inicial para abrir mais, pois o meu U não é muito grande… mas tenho muito medo relativamente a dor, a comida, a separação dos dentes da frente, até quanto tempo terei de usar no máximo o aparelho… mas sem dúvida alguma a dor. Obrigada.

    1. Diana, via de regra não dói. Incomoda, mas não dói. Algumas pessoas relatam sensação de formigamento no céu da boca, apenas. Os dentes devem separar sim, mas eles voltam a se juntar, pelo menos em parte, ainda na fase de contenção (quando o aparelho fica na boca, mas sem ativação), o que leva uns 3 ou 4 meses.

          1. Olá, tenho 20 anos e uso esse aparelho, fiquei com ele uns 7 meses abrindo o céu da boca, depois meu dentista fixou ele e já faz uns 5 meses e meio, mas estou sentindo muita dor, principalmente a noite, e normal? Meu dentista falou q eu deveria ficar 7 meses com ele.

          2. Mattheus, se o aparelho está “travado”, não deveria haver dor. Será que a mucosa do céu da sua boca não está machucado pelo contato do aparelho? Sugiro que você procure seu dentista pra reavaliar.

  22. Boa noite, dra. Ana.
    Tenho um filho de 2 anos com paralisia cerebral e por ter uma respiração bucal e não se alimentar pela boca e pela própria lesão, o palato dele é muito profundo, mal cabe meu dedinho. E o problema é que está fechando o septo direito. Levamos ele em um dentista aqui na cidade de Maringá-PR, mas ele disse que é difícil colocar o expansor nessa idade, porém se esse palato continuar a subir e prejudicar mais a respiração, provavelmente vai ter que colocar traqueostomia, e é isso que estou tentando evitar.
    Você sabe me dizer se é possível colocar nessa idade e conhece alguém aqui na região que o faça?
    Obrigado.

    1. Juliana, realmente, nessa idade é muito cedo pra esse tipo de intervenção. Eu acho que vale a pena consultar um odontopediatra e um ortodontista pra ver o que é possível fazer nesse caso.

  23. Olá Dra. Ana!
    Queria antes de tudo parabenizá-la pelo site (e pela gentileza em sanar as dúvidas dos visitantes). Os esclarecimentos são bastante úteis!
    Se possível, gostaria que também me elucidasse algumas questões acerca do meu tratamento.
    Tenho meus caninos superiores e inferiores inclusos. Uso aparelho ortodôntico (aquele comum) há cerca de três anos e meio, e acabei de tirar um distalizador palatino que usei por cerca de um ano e quatro meses. Meu dentista pôs uma barra transpalatina simples para ancoragem, que ele mesmo confeccionou com algum fio no consultório, e me disse que se estivesse muito incômodo, eu o avisasse para que ele solicitasse uma feita em laboratório. Hoje voltei ao consultório e pedi para que a assistente dele tirasse a barra, pois ela estava fazendo minha língua sangrar. A barra foi tirada e logo estarei voltando lá para discutir com o dentista o que fazer. Gostaria de saber se a única maneira dessa ancoragem ser feita é por meio da barra transpalatina e se ela precisa, obrigatoriamente, ser fixa. Já pesquisei e ela parece ser bastante incômoda. Outra dúvida é quanto a continuidade do tratamento. Pelo o que eu entendi ele está esperando que os dentes se posicionem melhor para depois tracionar os caninos inclusos superiores, todavia ele já me disse que o meu caso pode ser um pouco mais complicado pela raiz de um dos laterais ter sido parcialmente “absorvida” pelo canino incluso, e eu precise extrair esse lateral. Me pergunto se não é ilógico extrair esse lateral para que o canino possa nascer, e se, sendo isso necessário, terei que ficar sem dente até que o canino esteja totalmente tracionado. Quanto aos caninos inferiores, ele citou uma cirurgia de extração. Seria o procedimento correto?
    Muito grato desde já.

    1. Lucas, existem várias maneiras de se obter ancoragem, a barra transpalatina é uma delas, e é uma boa estratégia. Ancoragem absoluta (esquelética) pode ser obtida com mini-implantes, por exemplo. Se parte da raiz do lateral está reabsorvida, é preciso avaliar a viabilidade desse dente. Se ele for viável e der pra manter o canino e o lateral, melhor… se não der, que se mantenha 1 deles, pelo menos. É preciso ficar “sem dente” pelo menos por um tempo, pra que haja espaço para o canino tracionado descer. Se não é possível tracionar os inferiores, deve ser caso de extração, mesmo.

  24. Bom dia, doutora. Tenho 22 anos já vou fazer 23 anos em dezembro. Vai fazer 3 anos q uso aparelho, e hj minha dentista colocou um tipo de aparelho no céu da boca, q está preso nos dois sisos superiores, um de cada lado, e tem um formato de C com um U no centro, pra mim é um ferro entortado. Eu já havia usado um desses com a primeira dentista q comecei o tratamento, e usei uns três meses. Agora a minha dentista voltou a usar e também me deu o prazo de três meses. A primeira vez q se nunca foi apertado, nunca foi feito nada. Quando comecei o tratamento com a minha atual dentista q já estou ha 2 anos e 8 meses ela retirou, e hj colocou novamente. Enfim, quero saber se este tipo de aparelho também serve para expandir os dentes? Se o prazo de três meses é o correto para resolver? Se esse tipo de aparelho pode ser usado em pessoas com mais de 16 anos? A senhora sabe pra que finalidade é esse tipo de aparelho? Desde já agradeço.

    1. Maria Carolina, imagino que seja um barra transpalatina, o que não é um aparelho, em si, mas um dispositivo ortodôntico que pode ser usado pra vários fins, como “puxar” os molares para trás ou pra mantê-los em posição e “puxar” outros dentes, ganhando ancoragem. Não acho que o objetivo seja expansão. O tempo de tratamento depende dos seus objetivos e da resposta do organismo do paciente. Varia. Sim, esse tipo de dispositivo é muito usado em pessoas com mais de 16 anos.

  25. Boa tarde Dra,
    Minha filha tem 6 anos de idade, ela estava com a mordida cruzada e o dente de baixo permanente ficou bambo devido ao dente superior empurrar o de baixo, gostaria de saber se esse dente volta a ficar duro novamente com o aparelho, ela já está usando, o dentista mandou ela ficar um mês e depois de um mês começar a fazer as voltas duas vezes ao dia de 12 em 12 horas, durante uma semana. Será que isso é o correto pelo oq eu estou vendo as pessoas começam a usar a chavinha em pouco tempo.

    1. Rachel, é o dentista quem determina como o aparelho deve ser usado / ativado (disjunção rápida, lenta, etc.). Depende do plano de tratamento. Quanto ao dente “bambo”, relate isso ao dentista pra ele avaliar… se ele achar que está tudo ok, ok.

  26. Ola, tenho 18 anos e estou tentando usar o aparelho hyrax pela terceira vez, pois sempre que chega em um certo ponto da ativaçao algum anel acaba escapando, mesmo que eu conserte com o dentista ele volta a escapar. O que eu devo fazer? Pois incomoda nao so na boca quanto no bolso! Desde já estou grato.

    1. Hugo, se o aparelho sempre solta talvez seja porque o seu céu da boca não está abrindo… aí ele desloca, mesmo. Converse com o seu dentista, talvez seja o caso de mudar de estratégia.

    1. Pode incomodar pra comer no começo, Guilherme… até a pessoa se habituar ao uso do aparelho. E é preciso uma higienização bem criteriosa após as refeições, pois esse tipo de aparelho costuma reter bastantes resíduos alimentares.

  27. Olá doutora!
    Ha um mês fiz a cirurgia para descruzamento da minha mordida através do aparelho hyrax, sendo que efetuei minha ultima ativação dia 25/07/2016. Essa semana, dia 04/08/2016, minha ortodontista fez a instalação do aparelho fixo na minha arcada dentária superior. Gostaria de saber se esse procedimento é correto, devido eu ainda estar com o hyrax e o meu osso ainda não estar reconstituído, se realmente os meus dentes podem ser realinhados antes da remoção do mesmo.
    Grato

  28. Olá. Faz 8 dias que eu uso o Hyrax, dou 1/4 de volta pela manhã e 1/4 a noite e continuarei ativando por mais uma semana. Já abriu um espaço entre os dentes da frente, gostaria de saber se depois de desativar o Hyrax o espaço entre os dentes se fecha, e se sim qual a média de tempo?

    1. Eduarda, sim, se fecha. Se não fechar por completo ainda na fase de contenção do aparelho Hyrax (uns 3 meses em que ele fica travado), vai fechar em seguida com o aparelho fixo.

  29. Boa noite, DRA. Minha filha tem 9 anos, colocou o aparelho Haas com uma grade para evitar a língua ha dois dias, ela chora bastante e não consegue se alimentar, mas o aparelho desgrudou e caiu o cimento, ela continua com o aparelho mas estamos tirando apenas nas refeições e depois colocando novamente, assim ela está mais calma e tranquila, já que remove ele para se alimentar, podemos continuar assim, tirando apenas nas refeições e depois colocando novamente ? Ou isso pode prejudicar em algo ? Ativamos ele duas vezes por dia, pela manhã e pela noite, esse aparelho mudou a forma dela falar, devo procurar uma fonoaudióloga ? Esse modelo é o mais indicado para ela ? Ou existe outro que incomode menos ? O hyrax por exemplo ? Ou o Haas sem grade ? Não sei o que fazer, deixo assim como está ? Tirando apenas para comer ? Vai funcionar ? Desde já agradeço.

    1. Thayza, esse aparelho não é removível… é fixo. Portanto, o que vocês estão fazendo tem tudo pra dar errado… pode ser que sua filha passe por todo esse incômodo e no final não obtenha o resultado necessário. Procure JÁ o ortodontista pra orientar vocês. Não há necessidade de fono, porque o que está causando a dificuldade de fala é o aparelho (ele removido, acaba o problema). O Hyrax pode incomodar menos sim, ele é menos volumoso, pois não tem a parte acrílica.

  30. Ola doutora, meu nome é Fabricio, uso o expansor ortodontico removivel, mas ele chegou no limite de voltas e nao abre mais o ceu da boca, mas meu dentista falo que ainda nao ta bom, pois nao abriu o tanto que ele queria. Devo colocar o fixo e terminar o tratamento? Sera que tem outra solução?

    Aguardo resposta.

  31. Faz um mês e meio, aliás, vai fazer um mes e meio que parei de ativar meu aparelho, meu diastema está fechando, porém esta bastante tortinho, é normal? Percebi q o incisivo superior esquerdo se moveu mais do q o incisivo direito, dai ta bem torto.
    E ah, estou comendo coisa dura, como carne, churrasco, já levei algumas boladas na cara (jogo vôlei), será q ainda tá tudo bem? Será q to fazendo tudo errado? Ps: tinha feito cirurgia.

  32. Olá doutora! Minha filha com 6 anos já trocou um dente incisivo central inferior. O outro incisivo central inferior há mais de 3 meses que caiu, não nascendo o definitivo. Através de rx, verificou-se que ele está absorvendo a raiz do lateral. A médica aconselhou começar a usar aparelho removível mandibular devido à falta de espaço. Não será ainda muito cedo? A nível de mordedura está tudo bem. Obrigada.

      1. Olá doutora! Acabei de chegar do dentista e estou bem triste. Há 2 meses estou indo pra resolver o meu problema, que é a mordida cruzada. De início eu iria usar esse expansor, mas logo a dentista disse que por minha idade o mais provável seria uma cirurgia. Já o cirurgião me disse que ainda da tempo, porque tenho 16 anos, então hoje retornei ao consultório e em breve vou por esse expansor, porém a doutora disse que vai ativar e abrir em apenas 3 dias e me daria a resposta. Eu queria saber, se com 3 dias é possível saber se o céu da minha boca vai abrir ou não? Ela disse que vai ativar bastante e vai doer muito, então não quero sofrer sem ter resultado. Obrigada!

    1. Usei o aparelho para abrir o céu da boca pelo tempo necessário e depois coloquei o aparelho fixo, mas este eu tirei antes de terminar o tratamento. Corro o risco de usar este do céu da boca de novo ou somente o fixo ?

  33. Olá doutora.
    Tenho 17 anos e no ano passado, em agosto, coloquei o expansor. Usei ele ativado durante um tempo e, travado durante 6 meses. Logo em seguida a dentista colocou um aparelho que é como se fosse um fio no meu céu da boca, segundo ela, é preciso para o que foi aberto não voltar. Uso ele e o fixo convencional, agora irei trocar de dentista e ficarei um tempo sem usar aparelho. Há riscos de meu céu da boca fechar novamente? Agradeço desde já.

    1. Deve ser uma barra transpalatina, Camila. Se você passou pela fase de contenção (os 6 meses do aparelho travado) direitinho, tudo bem, você não deve ter problemas.

  34. Dra, meu diastema já está fechando, vai fazer um mês de travamento dia 30, e de 12mm, já está com 8mm, por aí… será que vai fechar mais?
    E ah, senti também que meu dente está bem tortinho, só um lado da parte superior esta se movimentando pra fechar, é normal?

  35. Doutora, é a segunda vez que eu coloco isso, a primeira vez passei 8 meses com isso na boca, ai tirei, e depois de uns 7 meses, meu dentista colocou de novo hoje, ja to cansado, sério, será que eu vou passar mais 8 meses com isso na boca?

  36. Bom dia, Dra!
    Dois dentes da frente da minha filha de 8 anos caíram em dezembro e até agora, junho, ainda não nasceram. Foram feitos exames e o dentista acha prudente usar o Hirax, pois um dos motivos pode ser falta de espaço. Gostaria de saber sua opinião se realmente se faz necessário ou se podemos aguardar mais algum tempo até que nasça. Segundo ele, seria uma medida preventiva.
    No aguardo.
    Grata!

    1. Ana, eu acho que todo medida preventiva é válida pra se evitar problemas maiores. Na idade da sua filha é bem comum a intervenção com disjuntores como o Hyrax.

  37. Ola, me chamo Damiany, coloquei o expansor está fazendo uma semana hoje. E eu tenho feito duas ativações diárias, tenho 30 anos, minha dentista disse que ia fazer uma tentativa, pois ela viu que meu céu da boca é fechado mais na parte da frente, que se torna mais fácil pra fazer esse tratamento, só que hoje eu fui ativar pela manha e senti que o anel desceu… só que segunda feira que vem eu vou no dentista, pois ela quer me ver, minha duvida é: por esse anel ter descido eu deveria já procurar a dentista ou ir ativando todo dia e esperar chegar o dia marcado pra ir encontrar com ela?

    1. Vá ativando, Damiany. Se por acaso o aparelho se soltar, aí procure sua dentista antes de segunda-feira. Aí pode ser que a tentativa não tenha dado certo, mesmo.

  38. Ola Dra. Meu filho tem 8 anos e vai colocar esse aparelho pois esta sem espaco para os dentes permanentes. Porem um incisivo superior ja nasceu fora de alinhamento no ceu da boca.
    Gostaria de saber se o uso deste aparelho fara esse incisivo voltar a posicao normal ou sera necessario outro aparelho futuramente para alinhar esse dente?
    Obrigado.

    1. Wesley, com o disjuntor é possível que esse dente ganhe o espaço necessário pra se alinhar ao arco, mas totalmente alinhado, espontaneamente, é muito improvável que ele fique. Certamente será preciso usar aparelho fixo depois (até porque o uso do disjuntor costuma ser apenas uma fase dentro do plano de tratamento ortodôntico).

  39. Olá Dra. Ana Tokus, gostaria que você pudesse me tirar uma dúvida, eu usei o expansor ha mais de 1 ano no céu da boca, e faz um tempo q não vou no dentista, e o aparelho estava machucando minha gengiva e cortando até minha língua, eu tirei ele. Tenho medo de que meus dentes possam ficar com algum problema, tem algum risco do meu céu da boca voltar a ser como era? Ou meus dentes?

  40. Doutora, tenho 16 anos e estou com uma dúvida muito constragedora. Daqui um mês colacarei o aparelho APM, queria saber se corre o risco dele atrapalhar na minha vida amorosa (hora do beijo) por favor, pode me explicar oq pode acontecer ?

    1. Janaina, em princípio, não. O APM pode incomodar nos primeiros dias, até você se habituar ao uso, mas ele fica nas laterais, então não atrapalha na hora de beijar.

  41. Olá Ana, estou com uma dúvida. Coloquei o disjuntor hoje, só que quando cheguei em casa tinha uma espécie de massinha em cima das banda. É normal isso ou é sujeira (já escovei, passei fio dental, porém não quer sair), o que faço? Tem algum outro modo de sair?

    1. Bruna, pode ser sobra de cimento (e aí teria que ser removido) ou ser proposital mesmo, como um levante. Só seu ortodontista pode esclarecer. Converse com ele.

  42. Olá, tudo bem? Sou classe 3, tenho 17 anos e fiz minha cirurgia de expansão da maxila dia 11 desse mês, é o primeiro passo até a ortognatica haha, e acho que o mais sofrido. Fui expandindo em casa conforme o buco pediu, e expandi 10mm! Abriu bastante e ele disse que vou ter que ficar um tempo com o aparelho na boca pra criar osso onde eu expandi e também para segurar. Será que o diastema vai fechar sozinho também? Parei de ativar hoje, o hyrax vai ser travado amanhã. Aguardo sua resposta, estou bem curiosa ):

  43. Olá, Dra. Tenho duas dúvidas.

    A primeira é: eu uso o disjuntor do tipo Hyrax e hoje um dos “anéis” de um dos meus caninos se soltou da espécie de cola que estava preso. Eu vou precisar trocar de hyrax ou não? Instalei o mesmo no início de fevereiro.

    A segunda é em relação aos mesmos anéis dos caninos. É normal – ativando o hyrax com o passar do tempo – os anéis começarem a descer? Quando pus o hyrax, os mesmos estavam bem próximos a gengiva, hoje, 2 meses depois, estão no meio do meu dente.

    Desde já agradeço, e ótimo site!

    1. Gabriel, em princípio é só recimentar a banda do aparelho, sem necessidade de substituir o aparelho todo. Não, não é normal as bandas começarem a descer… sinal de que o aparelho não está abrindo céu da boca, mas “escorregando”.

    2. Olá doutora, meu nome eh Bruna, tenho 20 anos e ha dois meses estou na luta pra colocar o expansor palatino.
      Meu dentista disse q passei da idade mas q podia dar certo, só q dentro desses dois meses eu coloco o aparelho, ajusto em casa e com menos de uma semana ele escapa da boca, sempre na hora em q estou ajustando.
      Meu dentista disse q mesmo isso acontecendo meu céu da boca ja abriu um pouco. Estou com a sensação de q ele esta me enrolando pois se o aparelho eh fixo não devia ficar soltando quando eu aperto. Gostaria de saber sua opinião sobre isso. Desde já agradeço a atenção!

      1. Olá, tenho 15 anos e estou usando o aparelho hyrax para disjunção maxilar, meus dentes de cima já se afastaram e meu dentista falou que o osso já se deslocou, porém, estou ainda usando o aparelho sem ativar, vou ter que passar 5 meses com ele, meus dentes estão voltando para o lugar, isso é normal?

  44. Doutora Ana Tokus, tenho 50 anos e realmente estou empenhado em desentortar os dentes, pelo que andei vendo tenho também o céu da boca alto, cabe meu polegar… ainda vou visitar o dentista… vale a pena sugerir esse método, sei que depende de cada pessoa… será que há esperanças…

    1. Na sua idade a sutura que une os ossos do céu da boca já está totalmente consolidada, Sandro… mas se seu dentista achar que vale a tentativa de disjunção, ok. Há a possibilidade da disjunção cirúrgica, também.

  45. Olá Doutora,
    Quero saber uma coisa, minha filha colocou esse separador hyrax mas depois de uma semana o aparelho soltou, voltamos na dentista ela recolocou, colocando resina e tirou dois anéis que davam sustentação para abertura, e também disse que abertura já estava suficiente, eu achei isso meio anormal já que o aparelho não abriu quase nada e praticamente ela inutilizou o aparelho, quando depois de 06 dias o aparelho soltou de vez, e outra questão, ela ficou com a chavinha, é certo, me oriente por favor.

    1. Talvez o “quase nada” já tenha sido suficiente, Araujo… às vezes o espaço necessário é pequeno mesmo, e abrir muito o aparelho pode levar a problemas no encaixe dos arcos superior e inferior. Se ela ficou com a chavinha, ou pretende fazer ela mesmo as ativações ou não é mais pra ativar (pelo que entendi, não é mais, mesmo). Depende da orientação que ela deu pra vocês.

  46. Olá doutora. Meu filho colocou o aparelho fixo palatino. A dentista pediu que ativasse duas vezes, dia sim dia não. Hoje fui fazer a ativação conforme ela indicou. Só que ela disse que a chave coloca no sentido da garganta pra frete da boca. Eu não consegui de jeito nenhum. Por isso pesquisei na internet e vi vários comentários dizendo que para ativar o sentido seria da frete da boca para trás sentido garganta. Qual seria o sentido correto?? É possível que o protético tenho feito o aparelho para ativar no sentido contrário. Me oriente por favor! A chave é muito grande para colocar da garganta pra frente. Não consegui de jeito nenhum.

    1. Aline, a ativação é da boca —> garganta. Não tem como fazer ao contrário. O protético poderia até ter colocado o parafuso ao contrário, o que eu acho altamente improvável, mas aí o aparelho estaria inutilizado.

  47. Oi doutora!

    Não gostaria de usar esse tipo de aparelho, mas meu dente da arcada superior, lado direito (antes do canino), ele está fazendo praticamente a função do canino, e ele acabou ficando um pouco pontudo, fazendo um leve atrito com meu dente de baixo (arcada inferior). Nesse caso apenas um desgaste seria a solução mais simples?
    O paciente pode dar ideias? Ou precisa sempre aceitar tudo que o profissional diz?

    1. Luciana, pode ser que um desgaste resolva o problema, sim… é preciso avaliar. É difícil que o paciente “dê ideias”, porque ele não tem conhecimento técnico pra isso. Mas você pode levar qualquer dúvida que tenha para o seu ortodontista, sim, aí ele vai explicar pra você as opções de tratamento e, se alguma “ideia” sua não for uma opção, ele vai esclarecer o motivo.

  48. Olá, coloquei o aparelho hyrax hoje (27/01), só que quando coloquei comecei a falar enrolado (como eu já sabia que iria acontecer), e eu queria muito ter perguntado algumas coisas pro meu ortodontista pq ele não me explicou praticamente nada sobre o aparelho…
    Queria ter feito uma pergunta bem importante do porquê ele não ter me dado a chavinha para abrir diariamente o aparelho…
    E também queria saber uma forma correta de higienização…
    A assistente dele me deu uma massinha tipo daquelas de quando a gente vai fazer moldagem pra aparelho e disse pra mim que quando eu sentir dor é pra eu fazer uma bolinha pequena daquela massinha e colocar onde ta doendo, eu achei super sem sentido isso… ou eu não entendi o que ela disse.
    Ah, eu acho que esse negócio dele não ter dado a chavinha tem a ver com a suposta cirurgia de expansão que vou fazer, só não achei sentido ele não ter dado ela porque parece que o aparelho só funciona quando a gente abre ele.
    Por favor, me ajuda porque to com sérias dúvidas…

    1. Carol, seu ortodontista não lhe deu a chavinha porque, provavelmente, não deve ser hora de ativar o aparelho. Ou porque ele mesmo pretende fazer isso mensalmente, fazendo uma disjunção lenta. A “massinha” (que imagino ser uma cera) é pra você colocar nos locais “pontudos” do aparelho, de forma a proteger sua bochecha. Eu falo sobre isso aqui –> http://medodedentista.com.br/2014/10/aparelho-ortodontico-machucando-veja-o-que-fazer.html

      Sobre a higienização, tem um post só sobre isso aqui –> http://medodedentista.com.br/2011/08/como-escovar-os-dentes-usando-aparelho.html

  49. Não consigo nem encontrar as palavras necessárias pra dizer o meu “pânico” de pensar em colocar esse tipo de aparelho. Minha amiga colocou, pois tinha a mordida cruzada (que não é meu caso, sou a típica “dentuça”), mas percebo o quanto é difícil a adaptação e eu, como sou professora, seria bem difícil lidar com essa situação, devido a minha jornada de trabalho.
    A minha breve pergunta é: posso debater com meu dentista outra alternativa, com extração, quem sabe? Há possibilidade de ter outro método para chegar a um resultado satisfatório?

    1. Não só pode como deve, Regina. Talvez a melhor opção seja realmente usar o disjuntor, mas pode haver outra opção de tratamento buscando-se um mesmo objetivo.

  50. Ola Doutora, em menos de uma semana depois de ter colocado o anel de nance, não aguentando mais de dor e febre, pedi pra retirar, mas agora estou com uma ferida horrível no céu da boca. O que posso fazer pra amenizar essa situação?

    1. Thamyris, a ferida provavelmente aconteceu pela pressão na mucosa… diminuiu o fluxo sanguíneo no local e deu nisso. Os cuidados, agora, são locais… você pode fazer bochechos (com Malvatricin, por exemplo), passar alguma pomada anti-inflamatória, etc..

  51. Boa tarde doutora. Tive que colocar o haas, mas fiquei só duas semanas com ele, porque nao aguentava mais de dor. Hoje o doutor tirou meu aparelho, mas o ceu da minha boca esta horrivel, ta inflamado, e com um mau halito forte. Gostaria de saber se o ceu da boca vai voltar ao normal e quanto tempo vai demorar mais ou menos.

    1. Matheus, vai sim… o que ocorreu, provavelmente, é que houve resistência pra abrir o seu céu da boca, o que comprimiu a mucosa e diminuiu o fluxo sanguíneo, causando uma ferida BEM feia. Isso deve se resolver em mais ou menos 1 semana, depende do caso.

    2. Olá Dra. Muito obrigado pela atenção que tem tido com todos nós!!

      Eu fiz a cirurgia de disjunção dia 13/01/16 e venho fazendo as ativações diárias. Gostaria de saber se quando acabam as ativações o espaço entre os dentes volta ao normal, geralmente isso demora quanto tempo? Pois hoje ao efetuar a ativação, percebi que estava muito duro, parece que chegou ao fim do aparelho, ou seja, não existe mais onde expandir. Isso é normal?

      1. Paulo, o espaço costuma se fechar, pelo menos em parte, ainda na fase de contenção (quando o aparelho permanece pra estabilizar o resultado, mas não é mais ativado). Pode haver alguma resistência na ativação, sim.

    3. Dra. Ana, tenho 23 anos, usei hyrax e ele descolou três vezes, tive q tirar para colocar de novo, senti q muda um pouco a mordida. Mas tenho MT medo de não conseguir decruzar a mordida com ele, gostaria de saber as minhas chances e se mesmo ele descolado eu consego decruzar… obg.

  52. Boa tarde Dra.
    Achei seu site navegando na internet e estou gostando muito. Suas informações são claras e diretas. Minha dúvida é a seguinte : Tenho 32 anos e estou usando aparelho há 7 meses. Tenho dois dentes na arcada superior levemente “encavalados”. Mês passado o dentista colocou um aparelho no céu da boca chamado de “quadrihelice” e disse que eu iria ficar com ele por uns 8 meses. Li algumas informações na internet dizendo que esse tipo de procedimento na minha idade não adianta já que o osso já está calcificado e pode até causar vários problemas. Lí também que esse tipo de aparelho quase não é usado. O mais usado é o hirax. Queria saber sua opinião. Esse aparelho ainda é utilizado ? Será que esse aparelho vai funcionar no meu caso ? Se, positivo, não poderia usar o hirax ? O que vc acha ? Estou perguntando pois preciso de uma segunda opinião. Obrigada !

    1. Danielle, o quadrihélice é utilizado ainda, sim, e pode ser útil no seu caso. Realmente, o ideal é usá-lo em pessoas mais jovens, mas o Hyrax também. Então, o que pode acontecer é o tratamento não dar certo. Se não der, seu ortodontista vai ter que mudar de estratégia… mas vale a tentativa.

  53. Olá Doutora! Há mais ou menos 1 ano eu coloquei o disjuntor Hyrax, no começo foi difícil me adaptar, porque ele prejudicava minha fala, alimentação e etc… Mas logo me acostumei, logo depois eu reparei que minha língua estava com umas marcas como se fossem prensadas em alguma coisa, logo deduzi que foi o Hyrax, eu expliquei para o meu dentista e ele reajustou o aparelho para ficar mais alto, só que não resolveu muito o problema, depois de algum tempo essas “marcas” viraram um corte um pouco grande e de vez em quando eu sinto dor nele, pois quando eu como entra comida nesse corte, mas eu queria saber se isso é normal, e se quando eu tirar o Hyrax minha língua vai voltar ao normal.
    Desde já, agradeço?

  54. Parabens pelo site, me ajuda sempre doutora. Bom, coloquei o Hyrax faz uma semana e ainda n foi ativado, quanto tempo para ativação ? E tenho varios diastemas que vao de 3 a 5 mm, esse aparelho junto ao fixo (que tambem uso) pode resolver esse problema ?

    Obs: Esse aparelho machuca muito a lingua ?

    Muito Obrigado.

    1. Paulo, em princípio nada impede a ativação imediata do Hyrax. Depende do plano de tratamento que o seu ortodontista idealizou. O Hyrax “cria” espaço, então ele não é usado pra fechar espaços entre os dentes, mas isso o aparelho fixo vai fazer. Pode machucar a língua sim, mas não é regra… depende da pessoa.

  55. Meu céu da boca é apertado, fechado, e isso me deixou “dentuça”. Tenho 23 anos e o meu caso só se resolveria com esse tipo de aparelho ou poderia procurar outras opções de tratamento?

    Quero deixar aqui minha gratidão por você doutora, sempre dando explicações pontuais e muito úteis!

    1. Fernanda, por nada, fico feliz em ajudar. 🙂

      Depende da severidade do seu caso mas, em princípio, as opções vão desde o uso do aparelho disjuntor até a cirurgia. Talvez, até, não seja necessário nem uma coisa nem outra, apenas o aparelho fixo. É questão de avaliar junto a um ortodontista.

  56. Olá, uso aparelho ha 3 anos, e tive que trocar de dentista e na minha nova dentista eu vou uma vez por mês para apertar, e eu nao vejo diferença, não sinto dor alguma, vou la e saio como se ela tivesse feito nada. Isso é normal, trocar as borrachinhas e o fio e não sentir dor nenhuma? Obrigada.

  57. Olá! Meu filho esta usando o expansor, e desde quando ele colocou ele tira para comer normalmente, não reclama de nada, gostaria de saber se preciso levar ele ao dentista para a manutenção ou se eu posso fazer em casa mesmo, o aparelho é móvel, e pago (cem reais) por mês só para dar umas quatro voltas, acho muito caro e pelo que vi a manutenção pode ser feita pelos pais mesmo, gostaria de ter a sua opinião a respeito, e como consigo a chave para fazer a manutenção. Grata, Valdinê

    1. Valdine, se fosse possível fazer as ativações em casa, o ortodontista do seu filho teria indicado dessa forma. Como, pela sua descrição, é uma expansão lenta, creio que ele precisa avaliar mensalmente os resultados obtidos antes de ativar, pra ver quanto ativar… então, de uma forma ou de outra, seu filho teria que comparecer mensalmente. O ortodontista cobra pela consulta, não pelas ativações.

  58. Ana, os meus dentes sao tortos e atras dos meus dentes tem dois dente que se chamam dente de leite, e tudo que eu vou comer doi muito, e eu muitas vezes penso em arrancar, eu nao consigo comer, o que eu posso fazer ?

  59. Olá, meus dentes são meio que separados, cabe a ponta da língua, queria saber se provavelmente é necessário e obrigatório colocar aparelho e que tipo de aparelho seria necessário colocar.

    1. Kailane, se for um espaço grande (maior que 6 mm), não dá pra fechar com restauração, pois os dentes ficariam muito largos e “esquisitos”. Nesse caso, a correção seria somente com aparelho, via de regra fixo (com bráquetes). Você não é obrigada a usar aparelho, só se quiser corrigir, mesmo. Procure um ortodontista pra avaliar.

  60. Olá, isso que eu vou perguntar pode até não ter nada a ver com o que está nessa pagina, mas vou falar, eu fui no dentista, ele disse que eu não precisava de aparelho pq meus dentes são todos certos, mas eu falo com a lingua pra fora, quando falo palavras com s, por exemplo isso, soltar e muitas outras com t, e varias palavras, e minha amiga disse que tbm falava assim quando era criança e usou um aparelho pra separar o ceu da boca que era muito estreito que nem o meu e ela não fala mais assim, ai eu gostaria de saber se é necessário eu usar esse ou outro tipo de aparelho, eu tenho 15 anos 🙂

    1. Naly, é possível, mas inicialmente você precisa da avaliação de um(a) fonoaudiólogo(a). Caso necessário, ele(a) vai encaminhar você pra um tratamento conjunto com o ortodontista.

  61. Olá Doutora Ana! Gostaria que a senhora me tirasse uma dúvida: Estou usando aparelho ha cinco meses, no início do tratamento, por indicação do dentista, extrai os quatro primeiros pré-molares, devido a essas extrações fiquei com espaçamentos nos dentes, mas ele me assegurou que em breve fecharão esses espaços. Então… já faz três meses que extrai esses dentes e nada de fechar esses espaços, quando vou fazer manutenção ele apenas troca o fio e as borrachinhas, não sinto pressão nenhuma nos dentes, é como se o tratamento tivesse parado, será se ele está apenas ganhando o dinheiro da manutenção, e enrolando pro tratamento demorar ? Ou isso é normal?

    1. Daiane, é que pra fazer o fechamento desses espaços é necessário um bom alinhamento inicial dos dentes, e creio que você não tenha chegado a esse ponto, ainda.

  62. Ola doutora, meus dentes estão pra dentro do arco, comprovei que é uma caracteristica minha, so que não estou satisfeito, pois esta muito pra dentro, parece que ta fundo e os dentes inferiores tambem, é posivel expandir a arcada dentaria dos dentes inferiores, pois já vi somente com superiores. Obrigado.

    1. Paulo, é. Mas é bem mais complicado e provavelmente envolve cirurgia. É questão de avaliar junto ao ortodontista, talvez, no seu caso, haja uma solução estritamente dentária (ortodôntica) ou que envolva ortopedia.

  63. Gostaria de saber se há possibilidade de um tratamento sem o aparelho do ceu da boca, extração ou algo assim. Tenho o palato bem estreito, mas já ouvi caso de se fazer extração não precisa usá-lo. Qual a sua opinião? Tenho 23 anos e é necessario usá-lo por seis meses?

    1. Vanessa, cada caso é um caso. Pode ser que, no seu caso, o uso do disjuntor seja benéfico (pra melhorar o formato do seu céu da boca e pra ganhar espaço pra alinhar os dentes), mas talvez seja possível fazer um tratamento apenas compensatório, de alinhamento dos dentes. Entre as fases de ativação e contenção, o período de uso do disjuntor é de mais menos 6 meses, então você usaria por esse tempo. Mas estamos apenas supondo… procure um ortodontista pra avaliar.

  64. Oi doutora! Eu tenho 18 anos e estou usando o hyrax há praticamente uma semana, a minha dentista me pediu para voltar ao completar sete dias, só que eu tenho reparado que só está doendo o lado direito e que somente ele esta expandindo. O esquerdo doía, mas era somente no início, isso aconteceu depois de mais ou menos de três dias de ativação, o lado esquerdo parou de doer e também de expandir, pelo menos ao meu ver. Eu já vi em várias páginas da internet dizendo que a separação dos dentes da frente acontece logo, mas os meus não estão se separando rápido, mas estão.
    Está faltando somente 3 dias pra que eu possa ir ao consultório e estou com medo de continuar a ativação e causar algum dano. É normal expandir somente um lado??
    Por favor me ajuda! Desde já agradeço!

    1. Izadora, a separação dos ossos que formam o céu da boca pode parecer que ocorre mais de um lado do que do outro, mas ela está correndo dos 2 lados, sim. Continue ativando o aparelho como seu dentista indicou.

  65. Doutora, me ajuda por favor, eu uso aparelho hyrax ha 7 meses e ele ja caium ou seja, descolou mais de 20 vezes, sem brincadeira, to cansado de ir no meu dentista pra colar esse aparelho, eu uso ele junto com a mascara facial, agora ele caiu de novo, mas agora quando ele caiu foi assim, eu tava usando a mascara ae as liguinhas que ficam presa no aparelho hyrax junto com a mascara puxaram com tudo e caiu meu aparelho junto com a mascara, e agora depois disso meu dente ta doendo demais, não consigo nem colocar a mascara porque fica uma dor insuportavel nesse meu dente, uma dor bem fina, então doutora eu to cansado de falar com meu dentista sobre o aparelho ficar soltando, e também aguento mais ficar com esse aparelho, queria tirar serio mesmo, eu não passo nem 1 semana direito com esse aparelho colado direito, minha mãe diz que sou eu que mexo, mas eu acho que é meu dentista, e eu tenho prognatismo daqueles pequenos, minha boca até q melhorou, mas falta só um pouco para os dentes da frente ultrapassarem os de baixo, ele colocou o aparelho fixo nos dentes de baixo. Doutora me ajuda, eu vou tirar meu aparelho hyrax agora ou so quando os dentes de cima passarem os de baixos? E quanto ao aparelho ficar descolando? E esse meu dente doendo? Eu posso usar a mascara facial sem o hyrax? Doutora, eu to desesperado, por favor responde todas minhas perguntas, é meu sonho consertar minha boca, conto com sua ajuda, ficarei muito grato.

    1. Pedro, em princípio o Hyrax só deverá ser removido quando a mordida cruzada anterior for corrigida. Mas considerando que o aparelho está cainda a toda hora, talvez seja o caso de removê-lo, mesmo. Se ele é usado em conjunto com a máscara facial, então não vai dar pra continuar usando a máscara. Seu dente está doendo, provavelmente, devido à própria movimentação ortodôntica. Enfim… converse com o seu ortodontista.

  66. Gostaria de saber se eu colocando esse aparelho do ceu da boca nao passarei por extração. Nao gostaria de ter que extrair, sendo assim nao teria resultado usar esse aparelho e fazer tratamento com o aparelho fixo logo em seguida? Meu ceu da boca é bem pequeno, tenho 22 anos e morro de medo de dentista.

    1. Cada caso é um caso, Carina. Não dá pra dizer que usando o aparelho disjuntor não haja necessidade de extração, pode ser necessário extrair, usar o aparelho ou nenhuma das duas coisas.

  67. Olá, Ana. Eu coloquei o disjuntor hyrax faz 2 semanas, já está completando a terceira. Coloquei no dia 14/10 e a dentista disse que era para apertar o aparelho até o dia 28/10. Durante esse tempo, meus dentes da frente separaram muito, eu já parei de apertar e vou ao dentista no dia 10/11, será que tem alguma chance de usar o aparelho fixo, ou irei continuar com os dentes afastados?

    1. João, pode ser que seu dentista já instale o aparelho fixo, embora, geralmente, isso seja feito depois da fase de contenção do Hyrax. De qualquer forma, esse espaço vai se fechar – pelo menos parte dele – mesmo antes de você colocar o aparelho fixo, pois a tendência é dos dentes se aproximarem espontaneamente.

  68. Bom dia, usei o aparelho hyrax, mas ele acabou quebrando (soltou uma banda do lado e empenou), tem umas semanas que botei o aparelho Mcnamara (o que cobre os dentes), a minha dentista sempre manda apertar 2 vezes de manha e 2 vezes de noite, agora pela manha quando fui ativar, senti mais dor do que o normal e uns 30 minutos depois meu aparelho soltou-se um lado, eu senti uma pressao na hora que soltou.
    Qual sera o problema? Sera que sao as quantidades de ativaçao ?

  69. Boa tarde, Ana

    Durante uma semana ativei o meu aparelho hyrax, porém, devido a algumas complicações tive que retirar hoje. Na semana que vem, próxima sexta-feira, a dentista vai me informar sobre o procedimento a ser tomado. Talvez novamente o hyrax ou quem sabe um mantenedor de espaço. Dúvida: em 1 semana, todo o movimento feito (e foi bastante efetivo) pode voltar ao lugar? Ou a mordida demora mais a se fechar do que os dentes em si?

    Muito obrigado,
    Yhuri

  70. Boa noite!
    Meu filho tem 8 anos e começou a usar o disjuntor palatino. No início ele sentiu tanta dor que só dava uma ativação, depois de mais ou menos 8 dias falou que não estava sentindo mais dor, então passei a fazer duas ativações. Com aproximadamente 10 dias de uso notei que estava solto do lado direto e percebi também que eu tinha feito ativações o suficiente para abrir todo o aparelho. Voltando ao consultório da dentista ela girou o aparelho ao contrário para fechar o centro, forçou-o de volta fazendo com que os dentes do lado esquerdo doessem bastante, percebeu o anel não mais no formato do dente, tentou consertá-lo com o alicate, depois disso viu que os dentes não tinham mais espaço para receber o anel de volta, usou a broca em um dente de leite para abrir o espaço e a dor na boca do meu filho continuava, forçando os dentes ao ponto de haver sangramento na gengiva. Quando não conseguiu de forma alguma recolocar o aparelho, resolveu soltar também o lado esquerdo. A minha pergunta é: Quando este aparelho solta de um lado o mais correto não seria tirá-lo, moldar novamente para poder reinstalá-lo? Ou precisa realmente de toda esta tentativa para perceber que não dá certo?
    Agradeço desde já.

    1. Goretti, moldar novamente significa fazer um aparelho novo e, claro, pagar por um aparelho novo. Creio que a dentista fez o que pode no sentido de evitar isso. Não cabe a mim julgar a conduta dela, já que não tenho informações suficientes pra emitor opinião… talvez eu fizesse o mesmo. Ou não.

  71. Ola Dra. Ana
    Uso o aparelho hyrax ha 2 meses exatamente, a ativação era feita 1 vez ao dia. Segui corretamente o que o dentista me disse, e nao abri mais que uma vez por dia, meus dentes da frente não separaram, mas ja senti mudanças na mordida, porém hoje quando fui ativar, não funcionou, forcei e nada… o que devo fazer? Poderia estar na hora de trocar o aparelho e colocar o fixo?
    Obrigada por sua atenção,
    Atenciosamente, Fabiola

    1. Talvez o parafuso do aparelho tenha chegado ao seu máximo, Fabiola. De qualquer forma, ainda tem a fase de contenção, na qual você fica algum tempo sem ativar o aparelho… então ainda não é hora de colocar o fixo (com bráquetes). Converse com o seu dentista.

  72. Bom dia! Meu filho de 8 anos está há 15 dias com o aparelho móvel para estimular o crescimento ósseo, mas desde o dia em que colocou o aparelho ele está caindo da boca… Ao conversar com a ortodontista ela disse que aplicaria resina nos dentes molares para dar mais sustentação ao aparelho e assim resolveria o problema, pois ficaria mais preso…
    Fiquei insegura quanto esta prática, pois imaginei que uma vez feito a moldagem, o aparelho confeccionado deveria ajustar-se perfeitamente.
    Isto pode realmente acontecer? A aplicação de resina no dente da criança é comum para os casos onde o aparelho parece “folgado” ou maior?

  73. Olá doutora, tenho 18 anos. Irei colocar este disjuntor palatino haas semana que vem, sendo que caso ele não funcione corretamente pela minha idade será necessária uma cirurgia para “facilitar” a abertura. Gostaria de saber quais são minhas chances de não precisar desta cirurgia, levando em consideração a minha idade, e se necessária a cirurgia, qual o valor normalmente cobrado em uma cirurgia desse tipo? Grato desde já pela resposta.

    1. Everton, as chances ainda são muito boas na sua idade. Não tenho razão pra achar que não não vai dar certo a disjunção. QUanto a valores, cada caso é um caso, é preciso avaliar.

  74. Olá doutora, estou com uma dúvida… Acontece que um dos fios do hyrax, mais precisamente o da frente do lado esquerdo, está afundando na minha gengiva, não dói, no entanto sinto que ele está desaparecendo e ela ficando cada vez mais inchada, gostaria de saber o que eu posso fazer para arrumar isto ou se vai ser necessária a remoção.
    Agradeço desde já!

    1. Eduarda, talvez não seja necessária a remoção, mas seu dentista precisa ver o que está acontecendo e corrigir isso. O aparelho não pode “entrar” na gengiva, sob pena de levar a consequências mais sérias.

  75. ~ Olá Ana Tokus ‘ tenho 16’ anos e recebi a notícia de q terei q usar esse aparelho ‘ por 6’ meses e depois o fixo ‘ por 6′ meses tbm’ … Minha pergunta é ‘ Foi mto ? E c’ conforme eu for ‘ usando esse aparelho meus dentes da frente ‘ vão se separar mto ‘ … porque ‘ eu descobri ‘ q eu tenho um dente de leite ‘ e é óbvio q nenhuma garoto quer q os dentes da frente se abram ‘
    Aguardo sua resposta ??

    1. Gaby, 6 meses é um tempo meio padrão mesmo, considerando as fases de ativação e contenção do aparelho disjuntor. Nem sempre os dentes se separam, mas quando se separam, costumam se unir, pelo menos em parte, ainda na fase de contenção. Já 6 meses para o uso do aparelho fixo, com bráquetes, é BEM rápido. A maioria dos tratamento leva uns 2 anos.

    1. Faz mal sim, Yasmin. Faça estritamente como o dentista indicou. Caso contrário, você pode ter problemas sérios e que serão bem difíceis de serem corrigidos.

  76. Ola tudo bem ??
    Gostaria de saber se e normal ou ate mesmo esperado que com o decorrer das ativações ocorra um inchaço no céu da boca ?

    E percebi com o decorrer das ativações que sim, esta abrindo, e percebo que a mordida esta muito melhor, só que não percebi o afastamento dos dentes da frente que a maioria das pessoas relata, então pode acontecer de haver a expansão mas não abrir os dentes da frente? “OBS meus dentes da frente já eram afastados…”

    1. Paulo, geralmente grande parte do espaço se fecha ainda na fase de contenção do aparelho, o que leva uns 4 meses. O que não fechar, será fechado com o aparelho fixo, em seguida.

  77. Olá, tenho 17 anos, mês que vem faço 18 anos, vai fazer duas semanas que coloquei o Hyrax, e meus dentes da frente não se separam como o esperado, e tenho medo que esse tratamento não funcione por causa da minha idade! Eu tô fazendo duas ativações em um dia, se eu aumentar as ativações, será que irá separar?

    1. Andreza, existe um protocolo definido para as ativações, e quem determina isso é o dentista / ortodontista. Não faça mais ativações do que o recomendado, sob pena de complicar bastante o caso. Você é nova, as chances são boas, e nem sempre os dentes se separam, mesmo quando a disjunção óssea ocorre. Então não use a separação dos denets como parâmetro. Confie no seu dentista.

  78. Olá doutora, meu nome é Caio e eu sou classe 3, entretanto minha condição não demonstrava desvantagens estéticas, e por isso minha dentista optou pelo tratamento compensatório e fez a expansão com o Hírax, e extraiu um dente de baixo para poder abrir espaço, que ela inclusive já fechou. Acontece que o formato do meu rosto mudou drasticamente, e eu não gostei nada. Meu queixo meio que entrou e meus ossos da mandíbula, que eram nítidos externamente, sumiram. Meu rosto que era quadrado e que eu gostava muito, agora é oval e meu queixo é muito retraído. Temo que não consiga voltar ao que era, pois a tentativa de fechar a oclusão piorou tudo e agora estou desesperado. Será que seria possível reverter esse quadro ? Estou desesperado!!!!!!!!!!!!!!!!!

    1. Caio, creio que não há como mudar isso agora… a não ser com cirurgia. Mesmo assim é complicado, seria um plano de tratamento totalmente novo. Converse com a sua dentista sobre essa possibilidade.

    1. Rafaella, o uso de bandas (anéis) ou quaisquer outros dipositivos não é obrigatório, depende da indicação do dentista. Então, se seu dentista não vê necessidade, vai resolver, sim.

  79. Doutora, uso o aparelho hyrax ha quase 2 meses, dia 16 vai fazer dois meses, ja parei de ativar ela faz um bom tempo, mas minha dentista nao travou ele, e normal isso? E gostaria de saber se pode ser usado o aparelho fixo junto com o hyrax?

    1. Ana, se ele não está fechando, ok. O fixo pode ser usado junto com o Hyrax desde que não restrinja a ativação dele. Geralmente se usa antes o Hyrax e depois o fixo.

  80. Bom olá! Tenho 15 anos e fiz todo o procedimento antes de colocar o aparelho, quando os meus exames ficaram prontos fui ao consultório e fiquei sabendo que tinha que usar aparelho no céu da boca, dai eu coloquei umas borrachinhas azuis no meio dos meus dentes, e na outra semana tinha que voltar pra tirar, fazer o molde do aparelho no céu da boca e colocar os anéis… Mas acabei não indo por medo e tirei as borrachinhas em casa (sei que é errado, mas chorei de medo muito mesmo), bom, essa semana vou de volta ao dentista para ver o que da… eu queria saber se posso colocar o aparelho fixo, esperar um pouco e depois colocar o aparelho no céu da boca junto com o fixo?? Eu iria agradecer muito se vocês conseguissem tirar a minha dúvida que estou sobre isso, porque tenho viagem com os meus amigos e queria tirar fotos sorrindo, ia ser muito bom… Mesmo assim agradeço desde já…

    1. Leticia, depende do seu plano de tratamento. Mas talvez não dê pra fazer isso, não… existe uma ordem certa pra realizar as movimentações dentárias e a abertura do céu da boca. Converse com o seu dentista mas, se ele disser não, é não. Se você não quer usar aparelho agora, então deixe pra mais tarde. Mas se for usar, siga as recomendações do seu dentista.

  81. Olá Doutora, eu tenho 14 ans, eu to usando o aparelho hyrax e mascara facial há um tempo, mas eu percebi que dps que coloquei a mascara facial meu dente de baixo ficou meio mole, isso é normal?

    1. João, pode ser só por causa da movimentação dentária. De qualquer forma, na próxima consulta, relate isso ao seu dentista pra que ele possa avaliar se está tudo ok.

  82. Bom dia, estou com algumas dúvidas em relação ao expansor, em um consultório foi indicado colocar o fixo direto, a parte de baixo não fica bem atrás, é meio para frente, a Dra. me explicou que eu teria que arrancar um dente da frente de baixo e entortar para minha boca encaixar corretamente, pois segundo ela com minha idade (24 anos) meu osso não se movimenta, levei minha documentação em outro lugar e fui indicada usar o expansor para minha boca se encaixar, disseram que meu osso do céu da boca mexe sim… Realmente não sei em quem acreditar!

    1. Ludmilla, na verdade nenhum dos 2 dentistas que você consultou tem certeza se o disjuntor vai funcionar ou não no seu caso… o que ocorre é que um acha que sim, e o outro acha que não. Você já é adulta, e em adultos a chance do céu da boca abrir diminui. Por outro lado, você é jovem, então há boas chances. As soluções que os 2 propõem são legítimas. Pode dar certo o uso do disjuntor, sim… mas certeza, não há. Só tentando.

  83. Olá, coloquei o aparelho faz 3 dias, já dei 6 voltas nele, duas por dia, e queria saber com quantas voltas no aparelho começa a abrir o diastema? Se ainda tem o perigo de abrir o famoso buraquinho na frente dos dentes?

    1. Isso varia de pessoa pra pessoa, Natália. Em algumas pessoas o diastema abre logo, em outras nem abre. Não há um número de ativações fixo pra isso acontecer (se é que vai acontecer).

  84. Olá, Ana

    Trabalho fora do Brasil como spokesperson (tipo assessor) de uma empresa, o que requer que eu participe de algumas entrevistas para a rádio/televisão e internet com relativa frequência. Dessa forma, é vital que eu tenha uma dicção boa (ainda mais pois a língua é outra) e possa expressar o que devo de forma clara e precisa (com um alto nível de perfeição).

    Coloquei o aparelho Hyrax hoje e estou com uma certa dificuldade para a fala. Consigo articular relativamente bem, mas alguns sons saem com algumas imperfeições. Em 1 semana terei de participar de rodadas de discussões onde será essencial a fala perfeita.

    Será que nesse tempo conseguirei falar como fazia antes do aparelho?

    Ainda, caso não funcione (tenho 20 anos) o aparelho, li que meus dentes devem começar a entortar. Nesse caso, o aparelho deverá ser removido ou será mantido até o término do tratamento?

    Grato,
    Lucas

    1. Lucas, o aparelho pode prejudicar a dicção, sim. Mas tem gente que se adapta bem ao uso e “dribla” isso. Caso os ossos do seu céu da boca não se separem, o aparelho vai começar a empurrar os dentes pra fora. Isso pode ser bom ou ruim, depende do caso, porque acaba criando, também, algum espaço no arco. Seu dentista vai avaliar e decidir se é melhor remover o aparelho ou mantê-lo.

  85. Boa tarde, Dra. Ana
    Estava lendo sobre a expansão palatina e vi que pode ocorrer recidiva e não entendi, já que quando usei o disjuntor palatino o dentista disse que não tem como o osso voltar ao tamanho anterior visto que o espaço aberto na expansão é preenchido com tecido ósseo durante o tempo de contenção. Como a recidiva acontece?

    1. Luciana, a recidiva só se daria se o período de contenção (quando o aparelho é travado e não é mais ativado) não fosse obedecido. Esse período serve justamente pra estabilizar o resultado e dar tempo ao organismo pra neoformação óssea na região intermaxilar. Manda pra mim o link do que você estava lendo… talvez tenha alguma informação lá que eu desconheça.

        1. O artigo fala sobre a importância da contenção como forma de evitar a recidiva, pois ela atua justamente no período em que há instabilidade dos ossos que foram separados na disjunção. Se a contenção for removida antes de haver estabilidade e equilíbrio das forças atuantes, pode haver recidiva.

    1. Johnatan, não sei entendi bem o que seria esse “excesso de saliva preso”. Se você está salivando mais depois que colocou aparelho, isso é relativamente comum.

  86. Olá doutora! Gostaria de saber se existem casos de incompatibilidade com o hyrax. O aparelho já foi posto 3 vezes no meu filho, inclusive já foi confeccionado um novo por acharmos que seria algum problema que estivesse atrapalhando a adaptação, mas não resolveu, nunca ficou nem duas semanas sem que soltasse. Agora o dentista mandou confeccionar um hyrax modificado sem banda e disse que será a última tentativa, senão tenho que esperar no mínimo um ano para a mandíbula dele crescer e então tentar novamente. Seria o caso de pedir uma segunda opinião?

    1. Ana, você até pode procurar uma segunda opinião, é um direito seu. Mas se até o aparelho já está sendo trocado, se não der certo dessa vez, melhor esperar, mesmo. Nem todo mundo se adapta ao uso desse tipo de aparelho.

  87. Olá, eu uso esse aparelho vai fazer um mês e ele fica soltando de um lado sempre, e até agora meus dentes da frente não separaram. Os dentes sempre separam ou é só em alguns casos? Ah, e outra coisa, antes, de um lado, cada vez que eu ativava, ele descia um pouco desse lado, daí ele acabou soltando, ai eu fui na dentista e ela “arrumou” e agora, voltando as ativações, ele esta descendo de novo, quase soltando novamente, o erro é da dentista?

    1. Nem sempre o espaço entre os dentes se abre, Carlos. Talvez, no seu caso, a sutura que une os ossos do seu céu da boca não esteja se abrindo, por isso o aparelho se solta, pela resistência. Converse com a sua dentista.

  88. Olá doutora, eu tenho 15 anos e coloquei o aparelho no ceu da boca faz 3 dias, meus dentes da frente ja estao um pouco separados, se eu ativar mais vezes eles irão se separar mais ainda?

  89. Tenho 24 anos, já uso aparelho vai fazer 1 ano… mas vou ter q usar um aparelho no céu da boca… sera q vai doer… quanto tempo vou ter que usar esse aparelho do céu da boca?

    1. Rafaella, pode haver algum desconforto envolvido sim, mas geralmente não é dor. O tempo de uso varia com o caso, geralmente é de uns 4 meses (entre o período de ativação e de contenção). Converse com o seu dentista.

  90. Ana, eu possuo o arco superior da boca menor que o inferior. A articulaçao do maxilar fica estalando e o desgaste pela mastigaçao é maior que o normal. Tenho 18 anos e usei o disjuntor por uma semana, mas nao houve rompimento do osso. Meu dentista teve de retira-lo por causa do aparecimento de uma necrose. O problema é que nao aguento mais o aparelho. Quero saber se meu problema pode piorar, ou se ficará estagnado mesmo. E a cirurgia para resolver isso é tranquila?

    1. Murilo, se a ideia é abrir o céu da boca e o disjuntor, sozinho, não resolveu, há indicação de cirurgia, sim. Difícil dizer se o problema vai piorar… o problema em si, não, mas as consequências dele, os sintomas, pode ser que sim. A cirurgia é relativamente simples, mas claro que o pós-operatório é meio “chato”, como em qualquer cirurgia que envolva osso.

      1. Ola doutora, tenho 13 anos e uso o aparelho no ceu da boca.
        1. Ontem a noite eu estava cutucando o aparelho e ele fez um estalo e da para se perceber q um dos ferrinhos (daqueles q ficma do lado do ferro q tem o furinho para regular) esta fora do lugar! Tem como arrumar ou vou ter q pagar outro?
        2. Os dentes da frente se separaram e os do fundo também, é normal os do fundo se separar?
        3. Regulei mais vezes do q o necessario, prejudica em algo?
        * Ta meio confuso, mas espero q vc entenda!

        1. Eduarda,

          1. Se por acaso o aparelho quebrou, pode ser preciso fazer um novo, sim.
          2. Sim, com o aumento do perímetro do arco superior, os dentes do fundo podem ser separar, também.
          3. Sim, prejudica e muito! NUNCA ative seu aparelho mais do que o recomentado pelo dentista, você pode criar um problema sério que exija até cirurgia pra correção. Juízo, ok?!

  91. Bom dia, doutora! Meu filho de 8 anos colocou o Hyrax no final do mês de junho. Com 7 dias fazendo duas ativações diárias, o aparelho se soltou de um lado, o que causou muita dor a ele porque ficava puxando pra baixo e o outro lado continuou preso. Dei bronca, pois achei que ele tinha forçado e as vezes via ele tirar comida presa com o dedo ou mesmo com a língua, mas quando soltou, foi na kinha frente, estavamos fazendo a higienizaçao com jato da seringa e ouvi um estalo. A dentista tirou o aparelho e mandou para o protético, pois na hora de remover o aparelho, o gancho que seguraria a máscara de tração reversa se soltou. Quando o aparelho retornou, ela veio com a informação de que “tentaria” readaptar, mas se não desse, teria que fazer um novo e me cobrar novamente, pois segundo ela, o protetico disse que o aparelho empenou e teve que desempenar e por isso não seria garantida a readaptação (quem ouve assim, pensa que a criança passou com um trator por cima). No fim, ela colocou de volta o aparelho e hoje, novamente após exatos 7 dias, o aparelho se soltou. O que pode estar ocasionando essa queda exatamente no mesmo tempo de ativação? Ela disse que nunca teve nenhum caso assim, cimentou bem pra garantir que não outra soltaria de novo. Outra dúvida que tenho é em relação a resistência do aparelho, se é projetado para ser usado numa criança, não deveria ter uma resistência maior (visto que ela disse que empenou quase a ponto de inutilizar o aparelho e segundo ela, ele pode ter feito isso com a própria língua) ? E por último, queria saber se é obrigatório ou de praxe o ortodontista dar garantia do aparelho. Pode ser cobrado um novo aparelho em 7 dias de uso? Se for o caso dela escolher outro modelo, terei que pagar novamente?

    1. Nina, o Hyrax é um aparelho personalizado, feito sob medida pra cada paciente. A questão da adaptação é crítica, pois se ele não está bem adaptado ou perde adaptação por alguma razão, não serve mais. Ele não é um aparelho necessariamente frágil, mas é uma estrutura delicada que, solto de um dos lados, pode entortar com a força da língua de uma criança, sim. O fato dele ter se soltado novamente em 7 dias é coincidência, certamente. Compreendo sua insatisfação, mas esse tipo de reparo (ou a confecção de um novo aparelho) tem custos, e alguém tem que arcar com eles. Se for necessário um aparelho novo, certamente ele terá que ser pago… aí é questão de negociar um desconto, um “preço de custo”, algo assim. Porque o serviço do protético é terceirizado, e ele certamente vai querer receber. Converse com a dentista.

  92. Olá, Doutora! Antes de tudo, parabéns pelo blog e pela entrega e compromisso em ajudar pacientes cheios de dúvidas como eu. Desde já, agradeço pela atenção! Então, tenho 33 anos e coloquei o disjuntor ha 4 dias e estou ativando ha 3, duas vezes ao dia. Além do incomodo que acredito que seja normal, não sinto dor, apenas uma pressão forte nos dentes que logo passa também. E percebo que com o passar dos dias o parafuso fica mais difícil de girar, mas nada demais.
    O problema maior que tenho no momento é que não sei se por coincidência ou se tem relação com o aparelho, eu comecei no mesmo dia que o coloquei, com uma terrível dor de garganta que hoje está péssima e me impede até de falar. É uma dor comum como uma inflamação porém não tenho nenhum outro sintoma então fiquei pensando se teria alguma relação. Pela falta de hidratação adequada na garganta, talvez. Será que é isso, Doutora? Ou é só uma triste coincidência mesmo??
    Outra dúvida, minha gengiva, na parte interna que encosta no ferro está ligeiramente inchada. Nada demais, mas sinto uma pequena diferença ao passar a língua. Será que isto é normal??
    Uma terceira pergunta: não sei se ainda é cedo demais para notar mudanças mas percebo uma facilidade um pouco maior pra passar o fio dental o que talvez já indique que o espaço entre os dentes está aumentando, porém por causa da minha idade fico insegura quanto a eficiência do aparelho no meu caso. Existe alguma forma de “sentir” se está funcionando? A força necessária pra abrir o parafuso talvez ou o tamanho da dor, ou a pressão que sinto?
    Bom, são essas minhas dúvidas, doutora.
    Mais uma vez, obrigada pela gentileza em ajudar!

    1. Obrigada, Alice. 🙂

      Todos os sintomas que você descreve são comuns e, mesmo na sua idade, me parece que o disjuntor está agindo como esperado. A “folga” entre os dentes é um sinal disso, sim. Quanto à dor de garganta, creio ser uma grande coincidência.

  93. Ola doutora, uso aparelho no ceu da boca ha um tempo, e agora estou usando ele junto com a mascara facial ortodontica, so que quando fui colocar a mascara facial e fui puxar os elasticos o aparelho hyrax caiu, mas precisa colar ou a mascara facial sustenta ele? Outra pergunta, ja que eu to usando a mascara facial junto com o aparelho hyrax, o tratamento vai ser mais longo ou a mesma coisa?

        1. O Hyrax é fixo, independentemente de ser usado em conjunto com a máscara facial. A não ser que o seu dentista tenha “inventado” alguma configuração diferente. Converse com ele.

  94. Olá, acabo de terminar um tratamento ortodôntico de 2 anos, já estou com o aparelho móvel final, e todo mundo que vê ele comenta que é muito estreitinho, com o céu da boca “alto e curto”. Quando criança já usei expansor um tempo, mas era móvel, e pelo que me lembro eu abria 1x por mês, duas “rodadinhas”. Como meu sorriso é estreito, e terei de usar aparelho novamente mais tarde (com mais de 18 anos, para uma cirurgia ortognática), gostaria de saber se tem como usar o expansor novamente, mas por pura estética, acho lindo sorriso largo haha.

    Aguardo resposta!

    1. Sim Márcia, é possível usar o disjuntor novamente num outro tratamento ortodôntico, embora, quanto mais velha a pessoa, menor a chance do céu da boca abrir direitinho. A idade ideal pra se usar o disjuntor é a infância e a adolescência, embora possa haver bons resultados em adultos.

  95. Doutora Ana Tokus.
    Muito obrigado pelas informações e esclarecimentos
    Este blog tem prestado um grande serviço para todos nós.
    Desejo saúde e paz, extensivos aos seus familiares.

  96. Olá, doutora. Uso o aparelho haas e é como se algumas partes do fio do aparelho estivessem sumindo, sendo absorvidos pela mucosa do palato, porém, não doi … O que está acontecendo? E como a minha dentista vai corrigir isso? Obrigada.

    1. Elaine, se partes do aparelho estão “entrando” na mucosa, sua dentista vai ter ajustá-lo. É provável que seja necessário remover o aparelho pra isso.

      1. Doutora Ana, na minha ultima mensagem falei em Hyrax… mas o que queria dizer era Disjuntor, a colocação no aparelho no céu da boca. Quando falo em hyrax, refiro-me ao disjuntor. Desculpe e obrigado. 🙂

          1. E em relação ao que referi na mensagem anterior? O facto de terem reconstruido o palato a nascença (nasci sem céu da boca) vai fazer mal colocar esse disjuntor? A minha dentista diz que não. Obrigado 🙂

          2. Não recebi nenhuma mensagem sua anterior informando que você nasceu sem o céu da boca, Nuno… só se você comentou com outro nome. Mas se sua dentista não vê problema em usar o disjuntor, ok.

          3. Obrigado, doutora Ana. Os meus parabéns pela sua grande disponibilidade em tentar ajudar todas as pessoas que procuram a sua ajuda e o mais importante, faz sem pedir nada em troca. É um grande exemplo para os médicos aqui em Portugal, deviam seguir o seu exemplo e ter também este tipo de iniciativa, que ajuda bastante o doente a tirar duvidas. Parabéns 🙂

  97. Bom dia.
    Meu filho de 16 anos começou a usar esse aparelho no céu da boca. Todas as noites minha filha é que faz o aperto do parelho e ele sente muita dor. Uma semana depois ele voltou ao dentista e ao retirar o aparelho constatou-se que o aparelho feriu um canto do céu da boca. A dentista receitou Periogard e pediu p/ ele só se alimentar liquido nos 4 primeiros dias, mas meu filho já no segundo dia comeu alimentos sólidos e a coisa piorou. O local está delicado e uma dentista que não é a que está cuidando dele disse esse local necrosou. Ficamos preocupados.
    Seu retorno ao dentista será hoje.
    Pode adiantar porque isso aconteceu e qual será o tratamento?
    Grato.

    1. Edson, isso acontece pela compressão da mucosa do céu da boca pelo aparelho, o que diminuir ou “corta” o fluxo sanguíneo, por isso a necrose. O tratamento é local, pode ficar uma cicatriz, mas não deve ter mais consequências que isso.

          1. Bom dia Doutora!
            Meu filho esteve na dentista e ela após avaliar a situação, receitou um antibiótico que me esqueci o nome.
            Meu filho começou a tomar o antibiótico na terça-feira à noite e continua com bochechos de Periogard e chá de folhas de goiaba. Na Quarta-Feira teve sangramento no local e à noite soltou uma placa de tecido cor esverdeada, segundo meu filho foi um alívio, pois além do mau cheiro aquilo o incomodava. Graças a Deus ele não sente dor!
            Ontem meu filho disse que ainda tem um pequena parte desse tecido de cor esverdeada.
            Isso é normal? Ele pode continuar usando o chá de folhas de goiaba e o periogard?
            Um abraço e obrigado pela atenção!

          2. É tecido necrótico, Edson. Ele vai sair aos poucos, e certamente incomoda bastante. Pode continuar usando o chá e o Periogard, sim.

  98. Tenho 12 anos e coloquei o “aparelho de céu da boca” segunda-feira (hoje é quarta). No dia que coloquei, meu dentista ativou ele 4 vezes seguidas, sem intervalos. Senti muita dor. Ele ordenou que eu ativasse o aparelho 2x de manhã, e 2x a noite. Ontem eu ativei tudo certinho, de manhã e de noite. Depois de ativar a noite senti muita dor, optei por tomar dipirona. Hoje eu acordei com muita dor, e minha boca estava dormente. Minha mãe achou melhor não ativar o aparelho, devido a dor que eu estava sentindo.
    Será que só porque eu não ativei hoje de manhã vai interferir no meu tratamento? Eu devo falar pra ele que eu não ativei hoje, já que vou ao dentista segunda?
    Desde já obrigada 😀

    1. Nathalia, se a dor é grande, melhor não ativar, mesmo. Converse com o seu dentista na segunda. A interferência no tratamento é que vai demorar mais alguns dias até se chegar à abertura que seu dentista planejou, mas ok. 🙂

  99. Olá doutora, eu tenho a mordida cruzada, ai o dentista colocou um hirax, só que no quarto dia teve um estralo e o anel tinha soltado, senti muita dor, fui la nele e ele removeu e falou que tinha amassado e não cabia mais, ele disse que foi porque eu estava abrindo sozinha, ele queria que minha mae abrisse todo dia, só que eu abri direito, não sei o que houve para soltar, então ele colou os brakets no meu dente e botou o aparelho normal e suspendeu o do ceu da boca, quero saber se vai adiantar ? Pois so passei 4 dias com o hirax, e ele disse que so abriu um lado, eu acho que ele vai colocar o hirax de novo, é possivel botar o hirax estando com o aparelho normal, ou o aparelho normal irá resolver?

    1. Melissa, o ideal era ter ido com a ativação do Hyrax até o fim, claro, mas se não deu, paciência. Não sei se o seu dentista vai colocá-lo novamente depois mas, se colocar, desde que o arco do aparelho fixo não restrinja a ativação do Hyrax, dá pra usar os dois juntos, sim.

  100. Ola doutora, me ajuda pfv, eu uso aparelho no céu da boca ha 3 meses e ja caiu umas 4 vezes, e agr ja ta caindo dnv, mas msm ele caindo ele vai servir? Ele vai consertar a minha boca? Vai demora mais tempo? Me ajuda pfv, to desesperado! Meu doutor não fala nada qnd meu aparelho cai!

    1. Cleverson, cada vez que seu aparelho solta pode causar um atraso no tratamento, sim. Mas, em princípio, ele ainda está funcionando e deve “consertar a sua boca”.

  101. Dra. Faz oito meses que uso aparelho. Agora meu dentista colocou uma barra para separar os molares, mas acontece que esta barra não encosta no céu da boca e me atrapalha para falar e engolir os alimentos. O que devo fazer? Há outra opção no meu caso?

    1. Suelin, me parece que você usa uma barra transpalatina, e é assim mesmo. É uma questão de hábito, é chato no começo, mesmo. Pode haver outras opções, mas cada uma delas certamente trará algum incômodo. Converse com o seu dentista.

  102. Olá, doutora. Aconteceu o seguinte: tenho 17 anos e já estou com aparelho fixo há bastantes meses, porém, uns dias atrás que fui no dentista, ela disse eu eu precisaria usar o aparelho no céu da boca. Não liguei muito, porém no dia q eu fui colocar, lembrando que eu já estou de aparelho fixo, ela não colocou a massinha pra fixar o aparelho haas, pois ele estava muito apertado na minha boca. A dentista disse pra eu não tirar o aparelho. Quando cheguei em casa senti muita dificuldade para engolir, não senti dor alguma, mas é impossível engolir, e acabei tirando o aparelho :\ Então, na próxima vez que eu for na dentista, o que devo falar pra ela (sei que vou levar uma tremenda bronca e o que voce acha disso tudo, se eu fiz uma coisa muito errada ou há a possibilidade de substituir o haas por outro tipo). Desculpa incomodar, mas estou preocupada pois não quero colocar ele de novo. Agradecida, Marina.

    1. Marina, conte a história pra ela assim como você contou pra mim. Você vai levar uma bronca? Vai 🙂 . Entendo que o aparelho incomode e que você não esteja muito a fim de usá-lo, mas se é necessário…

  103. Olá, estou usando o disjuntor há uns 15 dias… Meu Dentista me disse que está quase acabando o processo de expansão, mas doi muuuuuito… Sinto muita dor de cabeça e fico com febre, ele me disse que eu poderia tomar qualquer tipo de analgésico… Optei por tomar LISADOR e NIMESULIDA, as vezes a dor diminui, mas nem sempre para. Choro de tanta dor, e ele pediu pra que eu fizesse os ajustes em dias alternados (dia sim, dia não). Mas não consigo ajustar mais, a dor é muuuito intensa e sinto meu céu da boca inchado… O que posso fazer ?

    1. Suamir, se você não consegue ativar o aparelho, não ative. Entre em contato com o seu dentista e relate essa dificuldade pra que ele verifique o que está acontecendo.

  104. Olá, tenho 13 anos e uso o disjuntor, meu dentista falou que eu devo usa-lo ate abrir uma fresta nos meu dentes da frente, hoje é o terceiro dia que eu ativei, portanto ja faz 3 dias que eu o uso, ja fiz 12 ativações e agora ha pouco fui no espelho e notei que abriu uma pequena fresta entre meus 2 dentes da frente, quero saber se já e hora de ir no dentista para ele trava-lo? Se sim, estou com um probleminha, hoje é sabado, amanha é domingo e o dentista não estará atendendo, eu faço as ativaçoes amanha ou eu paro por aqui ? Lembrando que eu senti muitas dores na minha boca nas ultimas ativaçoes, espero uma resposta rapidamente!

    1. As respostas são dadas na ordem que as perguntas chegam, Gustavo. “Rapidamente” depende do número de perguntas à frente da sua e da minha disponibilidade em respondê-las. Sobre a sua pergunta: não, você não deve parar de ativar o aparelho só porque abriu uma frestinha entre os dentes, cada paciente tem uma necessidade diferente, é o seu dentista quem determina quando é o momento de parar de ativar o aparelho e de travá-lo. Converse com ele.

  105. Bom dia! O meu dentista disse que eu vou ter que colocar um aparelho no céu da boca chamado Mapi (NÃO SEI SE É ASSIM QUE SE ESCREVE) pelo fato de eu ter passado da fase de crescimento e a parte superior da minha boca ser menor que a inferior, vou ter que colocar 4 pinos no céu da boca segundo ele do tamanho da ponta de uma caneta. Gostaria de saber se é muito diferente desse Hyrax ou do Haas, se é mais dolorido, pra colocar e para dar a volta com a chavinha. aguardo resposta. Grato.

    1. Fernando, eu não consegui identificar que aparelho é esse pelo nome “Mapi”, ou o nome é outro ou eu realmente não conheço esse aparelho. Me parece que a proposta é colocar 4 mini-implantes no seu céu da boca pra ajudar a abrir o seu arco superior… mas não sei, se você puder confirmar o nome do aparelho com o seu dentista…

      1. Boa noite! O nome do aparelho é “Micro implante Assisted Rapid Palatal Expansion” conhecido mundialmente como (MARPE). Gostaria de saber se é muito diferente desse Hyrax ou o Haas, e se:
        1) É mais dolorido para colocar e para virar a chavinha.
        2) Se o pós-cirurgico é mais dificil do que a da extração do dente do siso, porque segundo o meu dentista é uma especie de microcirurgia. Grato.
        Fernando.

        1. Fernando, o MARPE é uma modificação do Hyrax convencional. A principal diferença é a incorporação de mini-implantes ao lado do parafuso central de ativação do aparelho. Esses mini-implantes são colocados no céu da sua boca com uma pequena cirurgia, e isso garante a expansão do osso basal subjacente, diminuindo a força utilizada nos dentes pra fazer a disjunção. O incômodo pra ativar é o mesmo e o pós-operatório é bem tranquilo, certamente o do siso é pior. O aparelho é esse aqui –> http://1.usa.gov/1JRrjnr

  106. Olá, tenho 17 anos e uso o aparelho do tipo haas, porém este aparelho esta me incomodando muito e não consigo engolir de jeito nenhum. Gostaria de saber se eu posso fazer alguma cirurgia ou substitui-lo por outro tipo de aparelho. Obg pela atenção.

    1. Laís, depende do caso. Outra opção é o Hyrax, que não tem a parte acrílica, em tese ele é um aparelho um pouco mais confortável. Converse com o seu dentista / ortodontista.

  107. Olá, eu uso o expansor Haas a um mês e meio, fiz as ativações nas duas primeiras semanas, e de acordo com a minha dentista, foi um sucesso, e aí era só esperar os 4 meses, claro indo lá mensalmente, porém ha uma semana estou sentindo um dente do meu lado esquerdo da boca, o que fica entre os que estão com a banda, meio dolorido principalmente pra comer, e quando mexo sinto ele levemente mole, é normal isso acontecer, ou pode ser algo errado nas bandas ou no próprio aparelho?

    1. Luana, provavelmente é normal, considerando que o aparelho abriu o seu céu da boca e, consequentemente, mudou a sua mordida. Os dentes passaram e “bater” diferente, então podem acontecer essas pequenas mobilidades que você descreve. De qualquer forma, na próxima consulta chame a atenção da sua ortodontista pra ela verificar.

  108. Estou usando o hyrax junto com o aparelho fixo. Vi em alguns sites que o uso dos dois ao mesmo tempo não é tão comum, em outros sites cheguei a ver que é errado. Eu queria saber se é normal ou não eu estar usando os dois.

    1. Errado não é Ighor… é que depende do caso. O aparelho fixo pode ser usado junto com o Hyrax DESDE QUE não restrinja a separação dos ossos que formam o céu da boca. Se você está fazendo a ativação e o céu da boca está abrindo como esperado, ok, sem problema. E se você não está mais fazendo a ativação do Hyrax, melhor ainda, aí não há problema algum em já estar movimentando os dentes com o aparelho fixo.

  109. Ola Dra., estou usando o aparelho Haas ja tem um mês e a ativação é feita por mim… o meu dentista me mando da apenas uma volta por dia… e sinceramente eu acho que esta sendo pouca volta… estou vendo resultado mas é bem lento… se eu der mais de uma por dia eu corro algum risco?

    1. Anne, não faça isso, você pode complicar as coisas se fizer. A separação dos ossos do céu da boca tem uma velocidade ideal pra cada paciente e, via de regra, é lenta mesmo. Não adianta ter pressa, confie no seu dentista.

  110. Ola Doutora Ana Tokus, coloquei o aparelho hyrax ha algum tempo, meu dentista estava ativando de 3 em 3 dias, eu tava sentido uma melhorada na minha boca, mas quando ele travou o aparelho, minha boca deu uma piorada, será que o aparelho ta servindo?

  111. Olá doutora, eu tenho 15 anos, coloquei o aparelho e ativei por duas semanas. Acontece que começou a abrir na segunda semana e criou uma pequena ferida em um dos lados do céu da boca. Então minha dentista me disse que não deu resultado e retirou o aparelho. Ela agiu corretamente ou eu poderia continuar tentando ? Pois começou a abrir na segunda semana, porque não estava ativando o aparelho direito na primeira semana. Por favor me ajude com sua opinião! Te agradeço muito.

  112. Ola, tudo bem, eu tenho prognatismo e uso aparelho no céu da boca, meu dentista diz que é para não passar pela cirugia, tenho que usar o aparelho por 6 meses, mas estou com dúvidas, será que usando o aparelho hyrax dá pra evitar a cirugia para prognatismo?

  113. Ola Doutora, tenho 14 anos e uso aparelho hirax ha 1 mês, e meu aparelho ja descolou uma vez, mas o dentista colou, agora descolou de novo, esse aparelho é assim mesmo? Fica descolando depois de um tempo?

    1. Não Davidson, ele não deveria estar se soltando. Deve haver algum problema de cimentação, adaptação, etc., ou está havendo resistência à separação dos ossos do seu céu da boca, e o aparelho acaba se deslocando em vez de fazer a abertura. Enfim… é preciso que seu dentista verifique o que está acontecendo.

    1. É sim, Hander. Dependendo do quanto você abre a boca, ele pode aparecer, além da própria dicção que, no princípio, pode ficar um pouco alterada.

  114. Doutora, uso o expansor há seis meses, descruzou de um lado e o outro ainda falta descruzar, só que o número das ativações já está acabando, no caso vou ter que usar outro para descruzar o outro lado?

    1. Se o disjuntor chegar ao máximo de ativações possível e mesmo assim for necessário maior abertura, será preciso um novo aparelho ou, pelo menos, um novo parafuso, Leocadia.

  115. Dra. Ana, vou ter que usar o aparelho no ceu da boca e depois o normal, mas queria saber se eu podia pedir para usar so o normal sem ter que usar o expansor, mesmo que nao ficasse perfeito, so pra ficar melhor meus dentes…

    1. Pedir você pode, Bruno. Mas se o seu caso exigir o uso do disjuntor, o ortodontista pode simplesmente não tratar você, já que sua recusa inviabiliza o tratamento. Mas não custa vocês conversarem, né?!

  116. Olá Doutora, tudo bem?
    Eu uso o Haas faz um mês no máximo e ele já se descolou três vezes nesse tempo, a última vez q fui ao dentista faz dois dias, para ela colar de novo! Ela fala que isso não é normal de acontecer, mas eu não entendo o que acontece, pois nem comida estou comendo direito com medo que ele caia novamente, só tomo sopa, praticamente, não sei mais o que fazer, pois da impressão que ele logo já vai se descolar de novo… sinceramente não entendo o que acontece. Isso realmente não é normal? O que posso estar fazendo de errado que o faz descolar tanto assim? Já estou quase desistindo do tratamento, porque ela diz que não é normal, mas eu não faço nada de errado eu acho, ativo ele todo dia, da forma que ela manda, não faço nada de diferente do que ela manda e como disse nem comida sólida direito estou comendo, a não ser que seja algo bem pequeno que não precise mastigar muito.
    Desde já, muito obrigado!

    1. Bruno, não é comum que isso aconteça, mesmo. Pode ser que o seu céu da boca não esteja abrindo com as ativações, e a força aplicada acaba deslocando o aparelho. Não acho que seja o caso de evitar comida sólida, até porque o tratamento vai levar alguns meses, não dá pra ficar esse tempo todo sem comer direito. Converse com a sua dentista.

  117. Oi dra, estou usando o aparelho no céu da boca ha 10 dias, tenho 24 anos, mas estou sentindo muita dor, muita dor mesmo, em todo meu rosto, estou muito preocupada, era pra ser 7 dias de ativação, mas não foi o suficiente, ele queria fazer mais 4 dias, mas como não estou aguentando mais, ele disse que vamos parar, e que não descruzou vamos descruzar no elástico, tipo já melhorou a minha mordida, mas ainda falta, estou muito triste por não ter conseguido descruzar tudo, mas DOI demais, ela passou um relaxante muscular ali ou mais, tem um dia q parou as ativações, to com medo de não aguentar ate o final do tratamento, vou usar por 3 meses e já consegui um resultado tao bom ;/ ! Sera que vai parar de doer? E sera que vai da td certo? ;( me ajude!

    1. Deize, se as ativações foram interrompidas, deve parar de doer, sim. A não ser que a dor não seja pela ativação do aparelho em si, mas por alguma lesão no céu da boca que ele tenha causado. Converse com o seu dentista.

  118. Olá Doutora, estou com duvidas, minha filha tem 8 anos e o dentista dela informou que já era para ter nascido um dente na parte da frente do lado do canino, então pediu uma radiografia e constatou que sera preciso ela colocar o disjuntor, devido não ter espaço para este dente nascer, porem o especialista informou também que o caso é atipico porque os ultimos dentes do fundo dela já esta oposto, ou seja, muito aberto e crescendo para a lateral (bochecha), ou seja, terá que expandir somente alguns e os ultimos molares (1 de cada lado) tentar voltar para o lugar, e disse que seria um disjuntor especial com uns bracinhos. Isto é possivel? Sera que o crescimento dela essa estrutura não se expande? Não estaria sacrificando ela precocemente? E qual a média de preço destes aparelhos? Grato.

    1. Sim, é possível, Eduardo. Não, creio não ser apenas o caso de esperar pelo crescimento facial da sua filha, se fosse assim o dentista nem teria sugerido o uso de aparelho. E não há “sacrifício”, embora possa incomodar um pouco, sim, as crianças costumam suportar muito bem o uso desse tipo de aparelho, bem melhor e com mais naturalidade que nós adultos. Com relação a valores, depende do tipo específico de aparelho, do custo do laboratório que o confecciona, etc..

  119. Olá, meu palato sempre teve um lado menor do que o outro, acredito que seja a famosa mordida cruzada, porem isso nunca interferiu na formação dos meus dentes, até então todos eles cresceram retinhos, por tais motivos nenhum dos dentistas que frequentei durante a vida me fizeram usar qualquer aparelho ou sequer tocaram nesse assunto, mas quando fiz 17 anos meus dentes do siso começaram a nascer e a falta de espaço por conta do palato pequeno está fazendo com que meus dentes incisivos acavalem, um esta subindo em cima do outro e entortando, acredito que terei que usar esse aparelho, mas não é esse meu medo.
    O que eu queria saber mesmo é se eu terei que fazer algum tipo de cirurgia na boca, como muitos já relataram por aqui, por conta da minha idade. Tenho 18 anos, poderia me tirar essa duvida cruel?
    Desde já muito obrigada. 🙂

  120. Doutora já estou ha um mês com o hyrax, ativei durante 5 dias e o diastema aconteceu, meus dentes vão voltar a ficar juntos como antes? Porque já se passaram 2 semanas e eles não voltam. E agora?

    1. Vivian, o diastema vai fechar, sim. Geralmente ele se fecha, pelo menos parte dele, de forma espontânea. Se isso não acontecer, fecha-se posteriormente com o aparelho fixo.

  121. Olá, dra.
    Tenho 13 anos e uso hyrax, tudo estava normal até nos ultimos meses ele começar a querer se descolar quando pressionado. Isso é normal ? Se não o que devo fazer ?

    *já esta quase cicatrizando.

  122. Dra. Tenho 44 anos e fiz a cirurgia de expansão maxilar em 17 de Novembro de 2014, fiquei 04 meses com o aparelho e retirei no dia 18 de Março de 2015. Coloquei um outro aparelho, que a minha dentista disse que era para segurar e não voltar. Ainda sinto dormência na parte de cima da boca. É isso mesmo? Vou colocar agora o aparelho fixo e ficar com os dois…
    Obrigado.

  123. Oi, meu dentista teve que extrair 3 molares meus, que são os dentes onde se coloca o anel. Sem eles eu não poderei usar o aparelho ? O meu céu da boca é muito fundo/estreito.

    1. Fernanda, você pode usar aparelho normalmente. A ausência desses dentes não impede a instalação do aparelho, se for necessário colocar bandas (os “anéis”) mesmo, outros dentes vão recebê-las.

  124. Boa tarde.
    Oi doutora, coloquei o disjuntor a ativei durante 15 dias, e minha dentista disse que depois de 2 meses irei tirar e colocar o fixo. Minha pergunta: 2 meses é suficiente na fase de contenção ?

  125. Olá doutora, tenho 37 anos e fiz uma cirurgia chamada osteotemia le fort 1.
    Depois de dez dias comecei a ativar o Hirax por 5 dias, de manhã e à noite. Tenho dificuldade ainda para falar certinho, porém sinto latejar, é normal sentir latejar? A cirurgia fiz em dezembro e o dr. me disse que eu ficaria 3 meses com o Hyrax. Não vejo a hora de tirar pois me incomoda bastante pra comer, pra falar e também engasgo muito. Fora os dentes da frente que estão abertos, ainda não fecharam. Mas o que me preocupa é o latejar. Minhas gengivas estão sensiveis, tipo dormente; será que é por causa da cirurgia? Não consigo morder nada, tudo que como tem que ser molinho, se eu forçar para morder dá impressão que meus dentes da frente vão cair. Irei retornar semana que vem no meu médico. Espero que eu tenha uma boa noticia.

    1. Os sintomas que você relata são esperados, Vivi. Pode haver latejamento e essa perda momentânea de sensibilidade, causada tanto pela cirurgia quanto pela “pressão” do aparelho. Parece que está tudo dentro do previsto, você deve ter boas notícias, sim. 🙂

  126. Ola =) eu tenho de usar aparelho expansor, mas tenho um molar superior em falta, que e o dente onde se coloca os aneis… sem esse dente nao conseguirei fazer o tratamento ? Ou havera alguma soluçao? Muito obrigado.

  127. Doutora, meu céu da boca é muito fechado e tenho os dentes da frente bem pra frente. Não teria como eu apenas colocar o aparelho fixo e colocar eles pra dentro sem o uso do aparelho do céu da boa? Estou tão preocupada com isso.

    Seu site é maravilhoso, parabéns!

    1. Não Carina, pois se o seu céu da boca for muito fundo / estreito, não haverá espaço pra levar os dentes para trás. Procure um ortodontista pra avaliar.

  128. Olá! Tenho 35 anos e coloquei o Hyrax, vi em suas respostas que depois dessa idade não é o recomendado. Outra duvida, mesmo depois da expansão é realmente necessario passar 2 a 3 meses usando o aparelho? Minha dentista disse que vou passar de 30 a 60 dias no maximo, estou achando estranho ja que vejo aqui depoimentos de pessoas que usam por 6 meses.

    1. Patricia, não é que não seja recomendado, é que a chance da disjunção ocorrer é menor do que numa pessoa em fase de crescimento. Mas o tratamento pode dar certo na sua idade, sim. A fase de contenção é obrigatória, sim, pra se obter um resultado estável, e o tempo de uso do aparelho depende da indicação da sua dentista.

      1. Olá doutora! Tenho 27 anos, coloquei o expansor no dia 23 de fevereiro, minha dentista me instruiu a ativa-lo 1 vez toda noite por 14 dias, mas depois da 3 ativação ele se tornou muito duro de girar, a ponto de entortar 3 chavinhas. Meu esposo não está conseguindo rodar a chave de jeito nenhum, será que o aparelho se travou? Será que isso é possivel?

        1. Geilza, ou o aparelho realmente travou sozinho ou a resistência é tamanha que o aparelho não consegue abrir. No segundo caso, é provável que não seja possível fazer a disjunção. Entre em contato com a sua dentista pra verificar se o problema não é apenas o aparelho.

          1. OLÁ NOVAMENTE DOUTORA ANA!! COMO DISSE NO COMENTÁRIO ANTERIOR, MEU EXPANSOR REALMENTE TRAVOU, FUI ATÉ MINHA DENTISTA, ENTÃO ELA RETIROU O APARELHO (affz), E PASSOU UM CHAMADO OLÉO DE CANETA E INSTALOU NOVAMENTE (affzzzzzzzzzz). Então ele voltou a girar novamente, mas só consegui dar mais 2 voltas (travou novamente) voltei novamente no consultorio, então depois de analisar meus dentes ela disse que descruzou um lado da mordida, então ela disse que vou ficar três meses com o expansor mesmo tendo dado apenas a 7 voltas de 14… ela disse que vai corrigir o outro lado da mordida com o aparelho fixo. Será que isso é possivel? Pois estou frustrada, pois gastei com esse expansor e fora o incomodo que terei que passar durante três meses. Me dê sua opinião por favor!

          2. O incômodo da fase de contenção do disjuntor (os 3 meses sem ativá-lo) você iria passar de qualquer forma, Geílza. Você apenas parou de ativá-lo um pouco antes do planejado, mas se um dos lados descruzou e sua dentista julga que já é possível, com esse resultado, descruzar o o outro lado com o aparelho fixo… tudo bem.

  129. Oi doutora, tenho 27 anos e esse problema da mordida cruzada… Ate tentei usar o aparelho na adolescência, porem feriu minha boca e cancelei o tratamento. Bom, tenho um dente montado, totalizando 17 na arcada superior. E os dentes superiores um pouco, um pouquinho mesmo pra frente, e queria saber se é possivel extrair o montado e arrumar os dentes so com o aparelho fixo, sem precisar passar pela cirurgia ou uso do hyrax? Desde ja agradeço a atenção.

    1. Genilson, a necessidade de cirurgia depende do motivo da mordida cruzada. Se for uma mordida cruzada apenas dentária, o aparelho ortodôntico resolve. Se for uma mordida cruzada esquelética, ou seja, as bases ósseas de cima e/ou de baixo é que estão com problema de tamanho, aí há indicação de cirurgia. Só um ortodontista, após avaliação, vai poder dizer qual é o seu caso. Se você tem 17 dentes no mesmo arco, quer dizer que você tem 1 dente a mais, e eu acho que essa é uma das razões do apinhamento que você relata. Certamente será preciso extrair esse dente a mais. Quanto ao uso do Hyrax, não dá pra afirmar se será necessário ou não apenas com base no seu relato.

  130. Ola doutora, eu tenho 21 anos e estou usando o aparelho para expandir o ceu da boca, esta abrindo bastante, abriu os dentes da frente, e esta causando muito incomodo devido a estetica, eu sei que ainda tenho que ficar pelo menos 3 menos com esse aparelho, mas queria saber se existe alguma forma de melhorar a estética? Se ja posso ir colocando o aparelho fixo, algo assim… Obrigada.

    1. Carol, esse espaço entre os dentes vai se fechando aos poucos, ainda na fase em que você está com o disjuntor… então a estética vai melhorar espontaneamente. Ate dá pra já instalar o aparelho fixo, mas talvez não haja vantagem nisso. Converse com o seu dentista sobre essa possibilidade.

    1. Gisele, o Hyrax tem um parafuso bem no meio dele. Você deve introduzir a chavinha que o seu dentista deu pra você num buraquinho que tem bem no meio do parafuso e empurrá-la pra trás (em direção à garganta), até travar o parafuso. Faça isso quantas vezes o seu dentista orientou. Amarre a chavinha num fio dental e a outra ponta no seu dedo (ou no dedo de quem vai ativar o aparelho ora você), pra evitar de, sem querer, você engoli-la. Acontece 🙂

  131. Olá doutora, eu estava usando o aparelho Haas para expandir minha maxila… sendo que eu tenho 20 anos hoje… Coloquei em fevereiro de 2014 e tirei em novembro de 2014, eu tive uma grande melhora na minha arcada! Realmente descruzou a minha mordida… Mas eu não vou poder dar continuidade ao tratamento agora… Portanto gostaria de saber se tudo que eu consegui até agora com a expansão a mordida ira cruzar novamente? Há essa possibilidade? Obrigada.

    1. Camila, se você não pretende continuar o tratamento agora, sugiro que pelo menos use um aparelho removível como contenção. Isso garante que você não perca o resultado obtido até que retome o tratamento ortodôntico.

  132. Ola doutora, tudo bem? Coloquei o aparelho hyrax no dia 11/02/15 e a doutora falou que so vou começar a ativar o hyrax no dia 24/02 (depois do carnaval), sera que tem algum problema isso? Outra coisa, eu nao consigo comer praticamente nada, pois toda hora fico engasgando, tem algum conselho de algum alimento que seja mais facil de comer com esse aparelho hyrax? É comum ficar engasgando ate mesmo bebendo agua? Abç

    1. Gustavo, sem problema. Os engasgos devem ter a ver com a mudança da posição da língua na deglutição, não é uma situação incomum. É questão de adaptação ao uso do aparelho, o que não deve demorar a acontecer.

    1. Pode, Cristiane. Mas, na sua idade, a disjunção é uma tentativa, que pode dar errado. As opções nesse caso são de fazer o tratamento apenas ortodôntico (e não ortopédico) e tentar chegar ao melhor resultado possível (embora não-ideal) ou se submeter a uma cirurgia ortognática. Procure um ortodontista pra avaliar!

  133. Oi Doutora. Tenho 18 anos (faço 19 em setembro) e consultei uma orto (que fará meu tratamento com o aparelho fixo e tudo o que precisar) com o portfólio de exames. Ela analisou e disse que eu teria que usar um disjuntor, pois meu céu da boca é muito fechado. Perguntei a ela se na minha idade eu posso usar esse tipo de aparelho. Ela disse que “com certeza” e que a dificuldade para abrir a maxila geralmente é por volta dos 25 anos. Fui em outro dentista (que nao é orto até onde eu sei) e ele disse que na minha idade as chances de disjunção não são tãaaao boas assim. E aí, doutora, o que voce acha? Aos 18 anos a chance de obter resultado na disjunção é grande? É mais provável que sim ou que não?

    1. Liliane, a melhor época pra fazer a disjunção é a fase de crescimento: infância e adolescência. Na sua idade a chance de sucesso diminui um pouco, mas ainda é muito boa. Vale a pela tentar.

      1. Dra., só mais uma pergunta. Hoje fui novamente no dentista que disse que provavelmente não de certo o disjuntor em mim, e ele falou que se realmente nao der certo, o maximo que pode acontecer é os dentes se inclinarem pra frente, e não separar os ossos como o esperado. Será que isso confere? To com medo de nao dar certo.
        Obg.

        1. Confere. Se os ossos não se separarem, a tendência é a inclinação dos dentes pela força do aparelho. E aí, se essa inclinação não for desejada, pode-se interromper o tratamento com o disjuntor.

  134. Tenho uma duvida, a dentista pode instalar o aparelho fixo na arcada superior junto com o hyrax? Ou ela só vai instalar na arcada inferior e apenas depois de tirar o hyrax a arcada superior ?

    1. Richard, pode, desde que o aparelho fixo não restrinja a ativação do Hyrax. Mas geralmente não se faz isso, porque não há uma diminuição do tempo de tratamento, necessariamente. Então melhor fazer uma coisa de cada vez.

    1. Kathya, ajuda muito o uso de enxaguante bucal (ou água mesmo). Procure forçar a passagem do líquido por cima do aparelho, isso auxilia na remoção de resíduos alimentares. Da mesma forma, procure passar o fio dental entre o aparelho e o céu da boca, você pode usar um passa-fio (uma agulhinha plástica que se vende na farmácia) pra colocar o fio por cima do parafuso central do aparelho, e aí fazer a higienização.

  135. Olá doutora, eu sou o Matheus da pergunta embaixo, meu aparelho caiu apenas de um lado e não conseguia fechar a boca, então tive que remover o aparelho todo da boca, caiu hoje, sábado, e amanhã é domingo, a clínica não abrirá, portanto irei lá na segunda.
    Então passarei umas 34 horas sem o aparelho no céu da boca, que será a noite de sábado e o dia de domingo, o diastema que tinha nos dentes da frente se fechou grande parte mas não todo.

    Ela pediu para eu ativar durante 14 dias, 2 voltas por dia, faltava apenas 3 dias de ativações, esses 1 dia e meio que irei ficar sem o aparelho completamente na boca irá atrasar demais o meu tratamento ? Tô muito preocupado.

    Relembrando caiu apenas um lado tive que remover completamente.

    Me de a melhor resposta possível, por favor.

    Triste

    1. Fique tranquilo, Matheus… é como eu disse, um pouco o seu tratamento vai atrasar, mas você não vai perder todo o resultado. Seu ortodontista vai reinstalar o aparelho e pedir que você ative mais alguns dias, provavelmente.

  136. Oi boa noite, doutora.
    Coloquei o hyrax no dia 26 de janeiro, teria que ativa-lo durante 14 dias, iria terminar dia 10, terca feira, faltava apenas mais 3 dias de ativações. E no caso hoje, sabado o disjuntor caiu e amanha a clinica não irá abrir, pois sera domingo.
    O diastema que ja tinha aberto acabou fechando imediatamente, eu sei que meu tratamento ira atrasar.

    Mas me ajude por favor, ate a segunda feira quando irei no dentista irei ficar sem ele, tenho 34 anos, irei ter que começar meu tratamento tudo de novo ou so ira atrasar um pouco? Poxa, tava tão perto de acabar, faltava so 3 dias.

    triste triste triste.

  137. Oi, coloquei meu expansor no dia 28/01/15 e comecei a fazer as ativações no dia 29, 1 volta de manha e 1 volta de noite, parei com as ativações no dia 6 de fevereiro. Mas eu to com uma dúvida sobre a separação dos dentes, vai ocorrer? Tenho 16 anos, e não percebi nenhum espaço abrir entre meus dentes da frente, a única coisa que eu sentia era uma pressão neles. Mas se caso ocorrer, quando vou perceber que está separando? Vou sentir alguma dor?

    1. Samantha, nem sempre os dentes se separam. No seu caso, por exemplo, isso não aconteceu. E se você já parou com as ativações, nem vai haver essa separação… o que não quer dizer que os ossos que formam o seu céu da boca não tenham se separado. Seu dentista vai poder esclarecer se isso aconteceu ou não.

  138. Tenho uma duvida, tipo já coloquei o hyrax faz uns dois meses, pq eu tenho mordida cruzada, ele já ta travado e tal, tipo minha dentista colocou o aparelho fixo primeiro na arcada inferior, menos nos ultimos dois dentes onde ela disse que ia colocar os separadores pra eu colocar as bandas, eu achei muito estranho porque meus dentes de baixo são praticamente retos, mas a arcada superior está bem pior, eu tenho até um diastema nos dois dentes da frente na arcada superior e a maioria das pessoas colocam o aparelho fixo na arcada superior primeiro, ai ela falou pra eu voltar lá depois de um mes pra colocar os separadores pra colocar as bandas, faz dois dias que eu fui lá e coloquei os separadores ela falou que agora daqui a sete dias vou voltar lá pra colocar as bandas, mas não falou nada ainda se vou colocar o aparelho fixo na arcada superior ainda nesse mesmo dia, será que ela vai colocar ? Ou ainda vai demorar muito, ou então ela vai colocar só depois que eu tirar o hyrax ?
    É que tipo não vejo a hora de colocar o aparelho fixo em cima, pois meus dentes são muito separados e tortos, e ainda mais eu tenho um diastema bem grande nos dois primeiros dentes da frente.
    Obrigado desde já.

    1. Rafael, não ache estranho, é assim mesmo. Realmente, geralmente se instala a parte de cima antes, mas como você está com o Hyrax, sua dentista provavelmente só vai instalar a parte de cima depois de remover o Hyrax… então pode demorar mais uns 3 meses. Na consulta em que você vai colocar as bandas, provavelmente serão só as bandas mesmo, o aparelho deve ficar pra outro dia… isso mais por uma questão de tempo, senão seria uma sessão muito longa.

      1. Ana, realmente a minha dentista não colocou o aparelho na arcada superior, ela apenas tirou os separadores e colocou as bandas e fez a manutenção do aparelho da arcada inferior, mas agora eu vou voltar lá dia 4 de março e vou instalar o aparelho na arcada superior 🙂

  139. Oi, boa tarde.
    Coloquei o disjuntor no dia 26 de janeiro, a doutora pediu para eu ativar 2 vezes por dia, 1 volta de manha e 1 volta a noite, durante 2 semanas. Quem dá apenas 2 voltas ao dia significa que minha mordida não é tão cruzada assim?
    Estou ha 4 dias ativando e sinto apenas uma pequena pressãozinha, isso é normal? Como sei se estou fazendo a ativação normalmente?

    1. Existem diferentes protocolos de ativação do disjuntor, pode ser de forma mais lenta ou mais rápida, depende do plano de tratamento, da idade do paciente, etc.. Não dá pra dizer que, por fazer uma ativação mas lenta, você tenha muita ou pouca mordida cruzada. A pressão que você sente é normal, sinal de que o aparelho está funcionando normalmente.

  140. Olá doutora, eu uso esse aparelho já faz 5 meses e os meus dentes já se descruzaram, mas a minha dentista me disse que eu vou ter que ficar mais 6 meses com este aparelho, porque se eu remover agora ela falou que pode retornar tudo pro lugar de novo, então tenho que esperar mais 6 meses para tipo formar osso de novo no local que foi aberto. Mas tem vezes que dói muito meus dente, é realmente uma dor insuportável, tem algum comprimido que eu possa estar tomando para diminuir a dor? É realmente necessário todo esse tempo para poder tirar o aparelho? Por favor me dê sua orientação. Desde já agradeço 🙂

    1. Fernanda, você pode tomar um analgésico, não precisa ficar sentindo dor, não! Sim, é realmente necessário usar o aparelho por um tempo como contenção (sem ativá-lo), de forma a manter e estabilizar o resultado obtido.

  141. Eu uso o expansor desde junho de 2014, troquei ele por um outro diferente hoje. Esse é um simples ferro no céu da boca (bem fino) e desde que coloquei o primeiro expansor meus dois dentes que ficam com a banda doem muito, parece que ficaram sensíveis e pra comer e beber coisas geladas dói muito. Detalhe é que eu tirei meu antigo expansor para por esse e mesmo sem ele na boca meus dentes ainda sim doíam, será que vou ficar pra sempre com esses dois dentes doendo ou é somente por causa do tratamento de expandir que dói ?
    Tenho 18 anos e possivelmente meus ossos da boca já devem estar rígidos.
    Obrigado !

    1. Gian, pela sua descrição me parece que você removeu o disjuntor e colocou uma barra palatina. Essa barra geralmente é usada ou pra garantir que os 2 molares presos a ela não se movam, ou pra “puxar” outros dentes, ou pra mover os dois molares juntos. Esse tipo de movimentação dentária, como outras, pode causar desconforto, mesmo.

  142. Ola Doutora, td bem? Coloquei o Hyrax no inicio de Dezembro, a adaptação como ja se sabe não foi fácil, comida engatando, a fala sendo prejudicada, etc. Porem aconteceu um problema, o Hyrax foi colocado na parte superior, e devido a pressão da lingua no aparelho durante o dia e principalmente a noite, fez com que minha língua tivesse um corte profundo. E mesmo com limpeza na língua, usando listerine, pomadas cicatrizantes, não resolveu. E aquela velha historia da água mole em pedra dura, de tanto pressionar nunca conseguiu cicatrizar, e vem me incomodando bastante na deglutição com uma dor parecida a ponta de faca entrando de dentro para fora. E a impressão que me da e que atingiu algum nervo e a dor percorre do machucado da lingua ate o final da lingua internamente, é como se tivesse inflamado todo o lado esquerdo da lingua e face. Eu relatei isso ao aluno de Pos graduação e a seu professor orientador, ja que se trata de uma escola de pos graduação chamada CPO aqui em Natal-RN. E a resposta que tive foi, nao tem o que se fazer, use listerine, higienize a boca e espere cicatrizar, so que mesmo fazendo isso tudo não cicatrizou. Traumas como esse na língua, o que podem causar? E possível adaptar algo para não machucar? Existe outro tipo de Hyrax que seja móvel e não machuque tanto? Estou com 2 meses usando esse aparelho, fazia a ativação duas vezes ao dia, de 3 em 3 dias, com 1 mês de uso ele foi selado com a resina para não expandir mais. Me foi colocado que provavelmente terei que ficar com este aparelho por 4 ou 5 meses ate estabilizar e colocar o aparelho ortodontico. Que alias depois que foi selado a ativação, colocaram de um canino a outro o aparelho, e desde então estou usando sem problemas algum. O meu único problema esta na língua que esta sendo pressionada e machucada apenas por um lado do Hyrax, e acaba que nunca cicatriza e melhora. Me de uma solução, por favor!

    1. Eduardo, esse tipo de lesão na língua não é incomum em quem usa o Hyrax. Uma possibilidade é usar uma cera ortodôntica pra isolar a aresta do aparelho que está machucando a sua língua. É uma solução provisória, mas que pode ajudar. Essa cera é vendida nas farmácias, seria preciso fazer uma bolinha com ela e aplicar, sobre o aparelho, na “ponta” que está machucando. Eu falo sobre a cera aqui –> http://medodedentista.com.br/2014/10/aparelho-ortodontico-machucando-veja-o-que-fazer.html

  143. Oi. Coloquei o aparelho no ceu da boca ha alguns dias, e de vez em quando sinto a garganta como se tivesse queimando, e me sinto um pouco mal. Isso é normal?

  144. Olá, Doutora.
    Eu ainda não tenho certeza de que este será o aparelho que vou usar, mas ando pesquisando bastante.
    Minha consulta já está marcada.
    Minha mordida é sim cruzada, os dois dentes da frente. Um fica para trás, e o outro para frente. Então queria fazer a pergunta: Os dentes são separados, quanto tempo demora para eles voltarem ao normal? É algo realmente monstruoso a separação?
    Se possível, gostaria de pedir para que a Doutora respondesse um link da foto dos dentes separados.

    1. Aléxia, quando se separam (sim, às vezes nem se separam), os dentes voltam a se aproximar ainda na fase de contenção (o que leva uns 3 ou 4 meses). Não adianta eu te mostrar uma foto, pois o diastema pode ser enorme ou nem existir.

  145. Oi, boa tarde doutora.
    Irei colocar esse aparelho no céu da boca segunda feira dia 26, tenho mordida cruzada apenas nos dentes de trás, os do lado direito são bem pouco cruzados, o do esquerdo são um pouco mais. Mas o problema é que trabalho em uma concessionaria de carros e tenho muito contato com as pessoas, e não ira ficar bem eu com um grande diastema na frente dos dentes da frente.
    Será que tem como logo após a fase de ativação do aparelho, eu colocar o fixo? Realmente preciso.

  146. Dra. Meu filho tem 9 anos e colocou o hyrax. Sobre a necessidade eu não tenho dúvidas.. Mas meu filho está estressadíssimo, desde que colocou não ingeriu alimentos sólidos (diz que não consegue comer), a fala bastante embolada e inclusive a ingestão de líquidos está prejudicada… Há casos em que a criança não consegue se adaptar? O que fazer? Ele está com o aparelho ha uma semana.

    1. Elizabeth, sim, às vezes a criança – ou o adulto – não se adapta ao aparelho. Isso é menos comum em crianças, que costumam se adaptar mais fácil. Observe por mais alguns dias, se realmente não tiver jeito, será preciso remover o aparelho. Mas é uma pena, a intervenção na idade dele é uma forma de interceptar um monte de problemas na mordida quando ele for mais velho, reduzindo o tempo e facilitando o tratamento quando ele for usar o aparelho fixo (com bráquetes) depois que tiver todos os dentes permanentes.

  147. Oi. Tenho 19 anos e faz dois dias que coloquei o hyrax, ja uso o aparelho fixo tradicional faz 4 meses. Meu dentista disse que vou ficar com o hyrax por 28 dias e nesse tempo não vou usar o fio do aparelho fixo e ele só me disse para ativar todos os dias. Depois que pesquisei bastante vi que o normal é ativa-lo por até duas semanas e ficar mais alguns meses com ele parado. Achei estranho meu dentista ter dito que vou ficar com ele só até a proxima consulta. Isso pode acontecer?

  148. Olá, eu coloquei o aparelho no céu da boca, abriu rápido, depois de 10 dias coloquei o aparelho normal. Pode? Faz mal forçar a fechar? Tudo acorreu bem mas to preocupada com isso.

    1. Pode, Nara. Seu dentista é que julga o momento de colocar o aparelho fixo após a disjunção palatina. Certamente ele não está “forçando” nada fique tranquila.

  149. Olá dra. Ana, queria saber se você poderia me ajudar ? Eu estou precisando fazer um aparelho, que é o que fica no ceu da boca, mas queria saber antes como é, como funciona, esse tipo de coisa. Gostaria de saber se enviando uma foto da minha situação dentaria você poderia ter um palpite, qualquer coisa do tipo.

    1. Raissa, no texto eu explico direitinho o que é e pra quê serve o aparelho no céu da boca, você chegou a ler? Você diz que precisa usar esse aparelho, mas um dentista / ortodontista avaliou você e disse isso ou você só ACHA que tem que usar? Se você ainda não fez uma avaliação com um dentista / ortodontista, sugiro que procure um, ele vai examinar você e explicar quais as necessidades e possibilidades de tratamento o seu caso em específico. Você até pode me enviar uma foto, mas isso não substitui um exame clínico, radiográfico, etc.. –> [email protected]

  150. Em todos os casos abre os dentes da frente colocando o expansor ?
    Meus dentes não são muito tortos, nem a mordida é mt cruzada. Vou fazer 21 anos, o dentista disse que vou ficar uns 5 meses com o expansor e dps que puser o expansor no proximo mes, coloco o fixo embaixo…

  151. Olá. Queria saber se é possível usar o “aparelho que fica no céu da boca” e o aparelho fixo, ao mesmo tempo ? Sei que a pressa é inimiga da perfeição.. rs Mas tenho um compromisso importante mês que vem e queria já estar usando o aparelho, pois meus dentes são um pouco tortos. Tenho 15 anos, será possível ? Eu conversei com meu dentista clínico, e ele disse que seria sim. Por favor me ajudem. Beijos! Obrigada!

    1. Sim Carol, é possível, desde que o arco do aparelho fixo não restrinja a ação do disjuntor. E, embora seja possível, nem sempre é a melhor opção, depende do caso, às vezes é melhor fazer uma coisa de cada vez.

  152. Dra., qual é o tempo certo pra parar de ativar o aparelho, ativo 2 vezes por dia de manha e a noite. Qual poderia ser o motivo do aparelho soltar direto da boca? Obrigaduu.

    1. Existem protocolos diferentes de ativação do aparelho, depende do que o dentista pretende. Pode levar 1 ou 2 semanas, 1 mês, varia. E a ativação pode ser feita 1 vez ao dia, 2, 4… o dentista é que sabe. O aparelho pode soltar por algum problema na cimentação, na confecção do aparelho ou por causa da anatomia do paciente, por exemplo.

  153. Boa noite! Dra. tenho uma filha de 9 anos, colocou o hírax para expandir o céu da boca, o aparelho não para na boca, so fica soltando direto, tenho que levar pra colocar de novo varias vezes, a dentista disse que ela saliva muito, que ia tentar mais uma vez, que se nao ficar, ia tirar e colocar outro aparelho de bráquete. Imagino que esta errado, como colocar aparelho braquete sendo que o hirax nem expandiu muito, sendo que so tem 2 semanas que colocou, acho que vou trocar de dentista, pois estou muito insegura, sem falar que o local tem muitos estagiários, e toda vez que vou la um dia é um e outro dia é outro.
    O que faço, ajuda por favor.
    Urgente !!!

    1. Cristina, se você se sente insegura com a dentista que escolheu pra sua filha, é um direito seu procurar outra opinião ou trocar de profissional, mesmo. Essa prática de várias pessoas diferentes atenderem os pacientes de ortodontia é bem comum, principalmente em cínicas grandes, e confesso que não gosto. Acho essencial a presença e acompanhamento do dentista em cada atendimento. Sobre o aparelho, se ele está soltando fica difícil mesmo prosseguir dessa forma. Seria preciso entender o motivo. Talvez fosse o caso de confeccionar um novo.

  154. Olá Dra. Ana, tenho 25 anos, fiz a minha cirurgia em dezembro, pois o aparelho ortodontico nao resolveu meu problema. Também fiz correção da ATM na mesma cirurgia. Já travei meu aparelho (nao sei o nome rs) e já estou com os dentes da frente separados aproximadamente 9 mm. Faz 1 semana que não ativo mais meu aparelho. Meu dentista foi bem claro quanto ao tempo que ficarei com essa separacao nos dentes, cerca de 8 semanas. Em minhas pesquisas na internet, vi que a calcificação pode demorar mais do que 8 semanas. Isso pode ocorrer? Optei por não colocar o dente artificial por conta do custo/beneficio. Pode ocorrer antes? Existe alguma dieta rica em calcio que pode ajudar este processo? Desde já obrigada.

    1. Maiara, o fechamento do espaço entre os seus dentes tem pouco a ver com a presença adequada – ou aumentada – de cálcio no seu organismo. Deve levar meses até que haja toda a neoformação óssea que se espera, mas isso é assim mesmo, e não impede de forma alguma que o espaço entre os seus dentes seja fechado. Geralmente o diastema (o nome do espaço) vai se fechando aos poucos de forma espontânea quando se para de ativar o aparelho e, o que não for fechado, será com o aparelho fixo. Esse “espação” está com os dias contados, fique tranquila.

      1. Realmente estou sentindo diastema diminuir, ainda que seja pouco. Sinto esse espaço latejar bastante. Apenas para ver se eu entendi, você quer dizer que poderei usar o aparelho para fechar o espaço que faltar mesmo que não haja neoformação completa, uma vez que demorará tanto tempo? Obrigada e parabéns pelo ótimo trabalho no blog.

  155. Dra. ANA boa noite, coloquei o aparelho hyrax faz 17 dias, tenho 30 anos, ja abriu bem os dentes da frente, ativo de manha e a tarde, e sinto que parece estar chegando ao fim o curso do parafuso ativador, ele trava e nao gira mais ou pode espanar?? E ae devo parar de ativar ou nao?? Pois minha dentista esta viajando e pediu pra voltar na primeira semana de janeiro de 2015, o que faço ?? Obrigado e aguardo.

    1. Flavio, se a rosca chegar ao fim, o aparelho deve travar, não se preocupe. E se ele travar, você nem vai mais conseguir ativar. De qualquer forma, se você estiver inseguro, pare de ativar e aguarde a consulta com a sua dentista.

  156. Doutora, coloquei o disjuntor pq meu céu da boca é fundo, tenho 19 anos, DOI quando aperto, depois não DOI muito, sera que vai resolver? Estou no 4o dia de ativação, queria muito não ter que fazer a cirurgia.

    1. Tainara, me parece que vai tudo bem! Os sintomas que você relata são comuns durante a disjunção e você é jovem, com uma idade boa, ainda, pra esse tipo de procedimento. Não me parece, pelo seu relato, que você vá precisar de cirurgia.

  157. Ola, meu nome é Andrei, tenho 14 anos de idade, coloquei o hyrax, com duas semanas parei a ativaçao (com autorizaçao do dentista, pois o espaço que ele precisava ja abriu totalmente), pois bem, parei de ativar no dia 25 de novembro e até hj parece que nao se fechou nada… quero saber o pq meus dentes da frente ainda nao se fecharam nem um pouquinho, to preocupado, pois é constrangedor conversar com essa porteira na frente…

    1. Andrei, a tendência é dos dentes se reaproximarem ainda na fase de contenção do aparelho. Mas, como você pode perceber, nem sempre isso acontece. Você está usando aparelho fixo (com bráquetes)? Se sim, converse com o seu dentista pra ver se é possível começar a fechar esse espaço desde já com o aparelho fixo.

  158. Oii boa tarde, eu tenho 15 Anos e meu dentista disse que eu so podia colocar o aparelho depois da minha cirurgia no céu da boca, é verdade isso? Obg pela atenção, aguardando sua resposta… Taiane Andrade.

  159. Oi, boa tarde.
    Queria saber mais sobre os valores, pois a grana esta pouca.
    Doutora, gostaria de saber qual o valor para a instalação do disjustor palatino? Em media.
    E se os dentistas geralmente cobram a moldagem?
    Me ajude, por favor.

    1. Marcos, não há “média”, porque depende do tipo de disjuntor, do laboratório que vai confeccioná-lo, etc.. Ainda, o uso do disjuntor é parte do tratamento ortodôntico, não se usa esse aparelho em separado, como tratamento único. Dessa forma, a moldagem é um procedimento necessário e, seu custo, está incluso nos honorários do tratamento ortodôntico. Procure um ortodontista e faça uma avaliação (até pra saber se você precisa usar um disjuntor).

  160. Oi, tenho 15 anos e coloquei o hyrax dia 02/12, ou seja, ha 1 semana e 5 dias, o dentista pediu que eu fosse lá toda semana para ele olhar toda terça-feira. Bem, na primeira semana eu até que sentia uma dor acima dos dois dentes da frente na gengiva e meu nariz doia, eu pensava que estava dando resultado, mas agora dia 13/12 eu só sinto dor mesmo quando aperto os 2 dentes da frente, a gengiva não doi mas, estou muito desanimado e estou com medo de não dar certo.

    1. Rodrigo, não é a dor que determina se a disjunção está ocorrendo ou não… esse é um parâmetro muito subjetivo. Algumas pessoas não sentem absolutamente nada durante a ativação do Hyrax. Pode ficar tranquilo, pelo seu relato não vejo razão pra não estar dando certo, ainda mais considerando a sua idade.

  161. Olá, coloquei o hyrax faz uma semana, hoje quando me abaixei senti uma dor forte no nariz e no céu da boca, passei a língua o osso do céu da boca estava inchado, é normal?

  162. Boa tarde,
    Bom doutora, já acabei todas minhas ativações do disjuntor palatino.
    Mas tenho que ficar com ele por 3 meses na boca, mas está um espaço grande na frente, posso usar o aparelho fixo ao menos para não ficar tão exposto?
    Aguardando sua resposta.

    1. Fabson, esse espaço vai se fechar espontaneamente, pelo menos em parte, nos próximos 3 meses. Sim, até é possível instalar o aparelho fixo já, mas talvez não seja interessante do ponto de vista do tratamento, já que o disjuntor pode limitar algumas movimentações dentárias. Converse com o seu ortodontista.

        1. Maicon, depende da demanda do laboratório de prótese… mas, geralmente, pelo menos 1 semana. Ou você quer saber quanto tempo leva a INSTALAÇÃO? Nesse caso, de 20 a 40 minutos. Sim, geralmente se cobra pela instalação, por ser um procedimento como qualquer outro.

  163. Boa tarde dra., estou com 3 dias que fiz abertura do céu da boca cirurgicamente, está muito inchado, a higiene bucal é desafiadora, não sei quanto tempo irei ficar com o hyrax, será que demora muito tempo? Tenho 48 anos e acho que será muito difícil para mim.
    Obrigada.

    1. Maria, provavelmente de 3 a 4 meses. Não é fácil, mesmo… mas boa notícia é que, como foi feita a disjunção cirúrgica, no seu caso o sucesso é certo.

  164. Ola Dra. Ana, estou aqui de novo pra dizer que o meu aparelho caiu, e foi bem no fim de semana, nao tem como ir colocar ate segunda. Quero saber se meus dentes vao regredir no tratamento e meu sofrimento foi todo em vao??? Minha dentista pediu para dar uma girada por dia, entao em quanto tempo eu poderei usar o aparelho fixo??

    1. Sheila, só vi agora sua mensagem. Seu “sofrimento” não foi em vão, haverá um pequeno atraso no plano de tratamento mas, em princípio, basta recimentar o aparelho e continuar com as ativações. O aparelho fixo será colocado apenas depois de terminado o tratamento com o disjuntor, provavelmente daqui a alguns meses.

  165. Ola, tenho 14 anos e coloquei o disjuntor ha 10 dias. Só incomodou um pouco nos dois primeiros dias, mas agora ja estou acostumada. Quem ativa ele é a minha mae, 1 vez por dia, quase nao doi, mas de dois dias pra cá venho percebendo que o aparelho desceu. Agora está machucando as minhas bochechas, pois o anel esta mais para baixo. Coloquei um algodao ao redor pra nao cortar tanto. Se eu empurro para cima ate vai mas logo desce de novo. É mais o lado esquerdo que desceu, nao fiz hoje a ativaçao com medo que caisse. Preciso de ajuda!!! Nao sei o que fazer…

  166. Olá doutora, quem usa esses aparelhos pode usar enxaguante bucal????? Qual seria o melhor??? Por favor, sinto que estou com mau hálito, mesmo escovando toda hora, além disso podemos escovar o céu da boca no local onde faz a ativação do aparelho???

  167. Dra., coloquei o palatino ha uns 18 dias, fiquei alguns dias sem ativá-lo e depois voltei, quando foi no dia de travar percebi que o meu maxilar ou dentes, não sei direito, estão tortos. Estou desesperada, será que ele vai se alinhar?

  168. Olá Dra. Ana, boa noite! Talvez eu esteja enviando uma pergunta duplicada, mas acho que a 1ª nao foi, caso esteja, peço desconsiderar. Tenho 21 anos, arcada bem fechada e mordida cruzada mais no lado direito do que no esquerdo, e há 3 meses utilizo o Hyrax, apertando 1 dia sim e 1 dia não. Expandiu bastante (ao meu ver, solucionou a mordida cruzada), mas há 3 semanas (logo após a última manutenção), notei que o aparelho abriu mais do lado direito do que no esquerdo. Li nas respostas das dúvidas do pessoal que não há problema com isso, pois posteriormente isto será corrigido. O problema é que, ao sorrir, visivelmente noto que o canino direito está bem mais visível (para a frente, na boca, mais ao lado dos dentes da frente) do que o esquerdo. A previsão é que eu o retire na próxima manutenção, e a dentista disse que colocará uma barra como contenção. Seria um caso de continuar com o Hyrax, adicionar uma resistência maior no lado direito e continuar apertando? Ou, será que isso também será corrigido posteriormente com o fixo? Obrigado desde já!!

  169. Olá Dra. Ana.
    Tenho 23 anos e estou com o hyrax ha quase 2 meses, ativando dia sim, dia não. Porém, o meu hyrax não tem banda, ele foi apenas colado com aquela cola da cor do dente (acredito que seja resina), a cola pega em 4 dentes, 2 de um lado e 2 de outro. Ha alguns dias venho sentindo um incomodo entre os dentes, na gengiva. Sinto como se tivesse algo entre os dentes, mas já passei fio dental e não sai nada. Toda vez que passo doi bastante, mas sangra bem pouco. Gostaria de saber o que pode ser, estou ficando preocupada.

    1. Carolina, pode haver algum resíduo da resina entre os dentes, o que ajuda a reter restos de alimentos, placa bacteriana, etc.. O sangramento, portanto, pode ser resultado de uma gengivite local. Enfim: procure seu ortodontista pra ele verificar o que está ocorrendo.

  170. Oi Ana, td bom??
    Instalei o expansor, com duas semanas abriu totalmente os meus dentes da frente, com tres semanas já estava aquela trave enorme… rsrs ela mandou parar de ativar e instalou o aparelho fixo na arcada de baixo, quanto tempo demora para cicatrizar a de cima, pq está soltando um dos anéis, entortou o ferrinho q prende no ultimo dente. pode me ajudar???

      1. Obrigada Dra. Ana pelo retorno!!
        Ela teve q tirar e colocar novamente… durmo rangendo os dentes e o ferrinho de trás como estava torto eu mordia enquanto dormia, então por isso q soltou. Mas muito obrigada Dra Ana., quer dizer q vou ter q sofrer mais quatro meses… 🙁 emagreci muito…

  171. Olá Ana, eu coloquei esse aparelho ontem e sofri e estou sofrendo muito na hora de comer, falar, estou salivando muito, dificuldade até pra engolir a saliva, minha língua está machucada… Gostaria de saber quanto tempo leva pra pelo menos esses incômodos diminuirem até eu poder levar uma vida quase normal, afinal, três, quatro meses da maneira que está é praticamente impossível!! Obrigado, aguardo seu retorno!! Abço!

  172. Olá boa noite! Ana, meu nome é Carla, tenho 23 anos e coloquei ha 6 dias o aparelho Hyrax, onde na primeira consulta com meu dentista fui informada que o meu caso por eu ter mordida cruzada, o céu da boca muito fechado e o maxilar inferior muito para frente, é necessário cirurgia e seria um desafio, mas mesmo assim meu dentista topou, fiquei muito curiosa como poderia realizar essa cirurgia, fiquei sabendo que meu plano de saúde tinha o especialista CIRURGIÃO BUCO MAXILAR e resolvi marcar uma consulta, no dia 30 de Outubro fui me consultar e a doutora me informou que era necessário eu passar 7 a 8 meses usando aparelho odontológico e sim, depois eu voltaria para conversarmos sobre a cirurgia, e não me confirmou se o meu plano cobriria esse tipo de cirurgia, depois dessa consulta fiquei mais confusa! Mesmo após utilizar todos os aparelhos odontológicos é necessário realizar a cirurgia? Espero que você consiga tirar minhas duvidas??????

    1. Carla, se o seu caso é cirúrgico, sim, mesmo depois de usar aparelho será necessária a cirurgia. Não se faz uma coisa OU outra, é uma ação conjunta entre ortodontista e cirurgião, e a cirurgia geralmente é feita no meio do tratamento ortodôntico.

  173. Obrigada por responder sobre a minha pergunta referente ao extensor palatino, Ana. Tenho mais uma dúvida, me falaram que a minha filha é muito nova para usar aparelho fixo (9 anos) que pode ser prejudicial a estrutura óssea dela, é verdade? Ou posso autorizar o tratamento sem medo?

    1. Não vejo prejuízo algum à estrutura óssea, pelo contrário. Também depende do “aparelho fixo” sobre o qual estamos falando, pois antes de todos os dentes permanentes nascerem (o que ocorre lá pelos 12 ou 13 anos), geralmente se evita colocar aparelho fixo com bráquetes, mas a razão disso não é a estrutura óssea. Enfim… eu acho que o uso do disjuntor palatino neste momento será um benefício pra sua filha. Mas “pegue no pé” dela com relação à higienização, ok?! 😉

  174. Bom dia,
    Minha filha tem 9 anos e 11 meses. Foi solicitado pra ela o expansor palatino, devido a mordida aberta e falta de espaço na boca, foram extraídos dois dentes da parte de cima (aqueles que ficam do lado do canino) que eram de leite. O problema é que ela esta fazendo tratamento contra carie (tem muitas), pelo o que ouvi falar este aparelho precisa de higienização redobrada, coisa que tenho certeza que não terá.
    Pensei em deixar o aparelho pra daqui alguns anos, mas fui informada que mais tarde não vai adiantar e só sera corrigido o problema com cirurgia.
    O que devo fazer?

    1. Katia, como assim você tem certeza de que a higienização da sua filha será bem feita? Supervisione de perto, dê bronca, escove os dentes dela se preciso. Sim, esse é o melhor momento pra intervir, assim o tratamento ortodôntico futuro será bem mais fácil e rápido, pois agiu-se antes de um problema oclusal se estabelecer.

  175. Boa noite! Preciso de uma orientação urgente! Minha filha de 12 anos colocou o haas ha 12 dias, fazendo dois apertos por dia, e agora ha pouco o aparelho caiu de um lado e como ela estava morrendo de dor eu puxei pra soltar de vez. Tentei entrar em contato com os dois dentistas que estão tratando dela e nada! Estou com muito medo do palato recuar de novo e voltarmos a estaca zero (foi tão sofrido para ela). Se não recolocar hoje, o palato volta até amanhã? Devo procurar uma emergência agora? A carne do céu da boca do lado direito está macerada, inchada e sangrando! Socorro!

    1. Se estava solto e machucando ela, você fez bem, Camila. O resultado obtido até agora não será perdido, mas pode regredir um pouquinho, sim. Por isso é importante recolocar o aparelho assim que possível, mas não é algo urgente. Quanto à ferida, ficar sem o aparelho um pouco talvez tenha sido até bom, pra aliviar um pouco a mucosa.

  176. Meu filho têm 7 anos de idade e foi ao dentista com a avó hoje (21/10), fui informada que a criança arrancou um dente, devido ao que foi me passado não tinha como recuperar, nem mesmo canal, estava com infecções, sendo que ele faz tratamento desde novinho no dentista, inclusive estava de alta até o mês de outubro e agora é necessário usar um aparelho espaçador. O que é isto? Para que serve? Parece que esse dente arrancado seria para cair entre 10 e 12 anos. A dentista anterior não era odontopediatra e essa é. Fazia apenas alguns procedimentos, como obturações. Isso ta certo? Agradeço desde já!

    1. Amanda, se o dente não tinha mais recuperação, infelizmente só restava extraí-lo. Creio que o “espaçador” a que você se refere seja um mantenedor de espaço, que é um dispositivo que “guarda o lugar” do dente permanente que vai substituir o dente de leite que foi extraído precocemente. Isso é necessário, em alguns casos, porque os demais dentes tendem a se mover em direção ao espaço “vago”, o que impediria que o dente permanente nascesse no futuro.

  177. Drª, como tinha dito, coloquei o disjuntor esta semana, e o incômodo é bastante. Tenho que ir toda semana ao dentista para ela fazer a ativação dele, e ela me disse que isso vai levar algum tempo, ok… Gostaria de saber se depois da desativação, há alguma possibilidade de retira-lo antes dos 3 meses que ele ainda fica na boca? Por motivos de higiene até (porque mesmo limpando corretamente, uma hora o aparelho vai desgastar, correto?) e eu lido com o público no meu serviço, não tem coisa pior do que o incomodo que ele traz… Será que com uma boa conversa, depois do tempo certo e já desativado eu consigo convence-la de retirar? (não tenho uma boa comunicação com a minha dentista, talvez por isso as dúvidas). Obrigada!

    1. Não é uma questão de ter uma “boa conversa” com a sua dentista, Laisle… existe um tempo de contenção (de não-ativação do aparelho) que deve ser respeitado. Se não for, o resultado obtido pode ser perdido. Possibilidade de retirar antes até há, mas isso só se sua dentista julgar que a remoção não prejudicará a continuidade do seu tratamento.

    1. Guilherme, como assim “colocado por massinha”? Você quer dizer que ele é fixo? De qualquer forma, se soltou ou quebrou, entre em contato com o seu dentista pra ele fixar novamente.

  178. Olá Drª, tenho 17 anos e vou colocar o disjuntor nesse final de semana. Queria entender melhor quanto tempo ele leva sendo ativado na boca geralmente, e se após parar a ativação dele, coloca-se o fixo mesmo assim?

    1. Laisle, o tempo de ativação varia. Há ativações rápidas (1 semana) e mais lentas (1 mês ou mais). Terminado o período de ativação, o aparelho permanece em boca por pelo menos 3 meses, como contenção, pra que o novo posicionamento ósseo se estabilize. Durante esse período já é possível instalar o aparelho fixo, mas nem sempre sempre se faz isso, muitas vezes o dentista / ortodontista prefere aguardar a remoção do disjuntor. Cada caso é um caso.

  179. Boa noite gostaria de saber qual os problemas que esse aparelho pode causar futuramente, pois andei sabendo de pessoas que isso abre o ceu da boca que deixa o nariz pra baixo, que modifica um pouco o rosto, quero saber se tudo isso e verdade ou e papo furado, agradeço o retorno.

    1. Daniel, o disjuntor palatino pode modificar o rosto no sentido de que ajuda a deixar maior o arco dentário superior, de forma que todos os dentes se alinhem e a parte de cima dos dentes se encaixe direito com a de baixo. Mas isso é um benefício, não um prejuízo. Não, seu uso não deixa “o nariz pra baixo”.

  180. Oi Ana, meu ortodontista esta viajando e eu não senti nenhuma diferença, estou sentindo as mesmas mudanças e desconfortos de sempre. Obrigada pela resposta. Abraços.

  181. Oi Ana, estou usando o quadrihelice e ontem o fio dental grudou no helicoide posterior e tive que puxar, queria saber se isso pode ter ativado ou desativado o aparelho? E se tem algum problema, preciso procurar meu dentista? Desde já agradeço. Obrigada.

    1. Naty, provavelmente não alterou o aparelho, não acho que a força tenha sido suficiente. Você sentiu alguma diferença? Se sim, procure seu ortodontista pra verificar.

  182. Boa noite! Eu coloquei o Hyrax há 9 dias. O meu, além dos pré-molares, é preso nos dentes caninos com resina. Amanhã é meu último dia de ativação (10 dias). Estou sentindo uma sensibilidade muito grande em um dente canino, não consigo nem beber água, mesmo em temperatura ambiente. É normal? E a mobilidade dos dentes tbm é normal? Tem um dente meu que está bem mole, não a ponto de cair, mas dá medo até de comer… Obrigada.

    1. Nayara, sim, pode haver sensibilidade e mobilidade dentária. Em princípio, são sintomas passageiros. Mas chame a atenção do seu dentista para o fato na próxima consulta, pra que ele possa avaliar e verificar se há algo errado acontecendo.

  183. Olá. Coloquei o Hyrax ha 3 semanas, tenho mais uma semana de acionamento ainda. Pela minha idade (30) não houve a disjunção do palato. Pelo andamento do tratamento os molares da arcada superior estão abrindo bastante, de forma que continuando nesse ritmo ficarão de forma a não encontrarem os molares da arcada inferior. A minha dúvida é se depois, com o uso do fixo, eles voltarão um pouco, pois como irei mastigar se os dentes não se encontram?
    Outra dúvida é que devido ao fato de não haver disjunção do palato, os dentes que estão sendo empurrados, e houve deslocamento da raiz de um dos que o hyrax está preso. Há uma saliência na gengiva. A minha dentista falou não haver problema, mas que ficará assim pra sempre. Não me incomodo por ficar assim, mas minha preocupação é por ter mais uma semana de ativação a raiz ficar muito deslocada, podendo talvez ocorrer abertura da gengiva e a raiz ficar exposta. Há essa possibilidade? Já viu algum caso assim?
    Grato desde já.

    1. Mateus, essa é até uma possibilidade, mas me parece que sua dentista está atenta e supervisionando o processo, ela não vai deixar isso acontecer. Sim, o aparelho fixo, depois, vai corrigir a sua mordida de forma que os arcos superior e inferior se toquem normalmente.

  184. Oi Doutora, eu tenho algumas dúvidas.
    Tenho 16 anos (completo 17 em outubro) e há mais ou menos um mês, coloquei o aparelho Hyrax junto com a mascara de tração reversa. Minha dentista ativa meu aparelho uma vez por semana, cada semana uma quantidade diferente de “voltas”. Por exemplo, na primeira semana ela deu seis giradinhas no parafuso, na segunda três, na terceira quatro, e na última vez que eu fui, mais quatro. É normal isso? Funciona tão bem quanto a ativação dessas pessoas que ativam todo dia?
    E mais uma coisa, com 17 anos já fica difícil de obter um resultado positivo? Ou ainda da tempo?
    Muito obrigada.

  185. Então dra., realmente não suportei as dores e pedi pra ela arrancar… e pra minha surpresa estou com uma ferida enorme no céu da boca… mas as dores passaram graças a Deus… ela falou q não usar vai me prejudicar bastante… eu falei pra ela na possibilidade de extrair um dente pra ganhar espaço, mas ela disse que vou conseguir alinhar mas não descruzar a mordida e talvez meus dentes possam voltar a ficar tortos de novo no futuro… não sei o que fazer, não quero mais colocar esse aparelho…

    1. Pois é, Andreia… é uma decisão difícil, mas as alternativas estão aí: usa o aparelho e descruza a mordida ou não usa o aparelho e, no máximo, alinha os dentes. Você é quem tem que decidir.

  186. Oi Dra., eu tenho 30 anos e estou no 3 dia de ativação do aparelho… to sentindo muita, mas muita dor, e não é só na hora de ativar, é o dia inteiro… sera q é por causa da minha idade… não consigo contato com minha dentista… essas dores são normais? É so do lado direito, o esquerdo não dói…

    1. Pode ter a ver com a sua idade sim, Andreia. É provável que os ossos que formam o seu céu da boca não estejam se separando, o que faz com o que o aparelho comprima a mucosa do céu da boca ao ser ativado, causando dor. Sua dentista precisa reavaliar pra ver se você continua com a ativação ou não.

  187. Boa tarde, Doutora!

    Enfim, coloquei o instrumento de tortura chinesa… ops… expansor! E hoje é o segundo dia que estou com ele. Hoje de manhã foi necessário a ativação. Pois bem, na hora de aprender a ativação com a dentista, só minha mãe foi quem “aprendeu” e infelizmente eu não vi a ativação na hora. E fomos para a casa pensando que ela tinha aprendido e estava tudo certo. Só que não foi bem assim hoje de manhã… Ela tentou, tentou, não ativou e entortou um pouco a chavinha! Isso não é normal, né? Sinal de que algo deu errado? Agora é obrigatório a troca da chave? E como eu sei que estou enfiando a chavinha certo, como eu sei que está girando…? Só de uma coisa eu sei… que tem girar a chave para o sentido da garganta! Só isso eu sei quanto ao manuseio da chavinha… :/

    1. Rayssa, ou o aparelho está travado por alguma razão ou a sua mãe introduziu a chavinha no lugar errado… ao aplicar força, ela entortou. Acho que não tem jeito, será preciso voltar na sua dentista pra ela explicar de novo como fazer. Mas, basicamente, é preciso introduzir a chavinha num buraquinho no centro do parafuso do aparelho e empurrar pra trás, na direção da garganta.

  188. Olá doutora, tenho 18 anos e estou ha alguns dias com o disjuntor palatino hyrax. Eu achei ele diferente do normal pois ele tem alguns ganchinhos que se fixam na gengiva em cima dos incisivos… Meu dentista me disse que é porque eu preciso usar um tipo de mascara, creio eu que seja pra “puxar a arcada dentaria superior” mais pra frente, pois meus dentes se encaixam bem certinho, e pelo que reparei em outras pessoas a parte de cima sempre fica pouca coisa pra frente. Minha pergunta é: faço faculdade, preciso muito da fala, com o disjuntor esta horrivel, imagine com essa mascara… kk… Será que eu poderei usar ela só a noite? Fiz essa pergunta ao meu dentista, ele disse que o correto seria a todo tempo… Infelizmente nao poderei seguir o conselho dele e irei usar so a noite. Mas eu mesmo consigo colocar essa mascara ou apenas o dentista com os aparatos necessários que consegue?

  189. Doutora, tenho 19 anos e coloquei o disjuntor palatino hyrax ha alguns dias… Proveniente da minha idade, meu proprio dentista está fazendo as ativações para ver se tudo esta dando certo… Passei apenas por 2 dias de ativações (primeiro dia 2 voltas e segundo dia 3 voltas). Mas ainda nada de abrir meus dentes da frente… Existe mais ou menos um tempo estimado ou a partir de quantas ativações os incisivos começam a se espaçar?

  190. Boa noite doutora, estou com o hyrax ha seis dias, agora ja se abriu um diastema nos meus dentes da frente, nao estou conseguindo assoar o nariz de tanta dor, isso é normal? E se depois de travado, sera que eu posso ficar apenas dois meses e meio para contenção??? Obrigado pela atenção…

    1. Fellipe, algumas pessoas relatam dor, em princípio não deve haver nada errado. O tempo de contenção depende da indicação do seu dentista, mas geralmente é de 3 a 4 meses.

  191. Boa noite, Doutora!
    Tenho mordida cruzada e uso aparelho fixo e expansor móvel há três meses. O expansor foi recomendado que eu o ative em casa a cada 4 dias e posso retirá-lo para comer. Já o fixo, eu vou ao ortodontista para apertá-lo a cada 15 dias. Está correto esse método de expandir e comprimir ao mesmo tempo? Ao meu ver não há resultados. Somente dor e demoro muito mais que quatro dias pra conseguir ativar o expansor. Já aconteceu de eu ter que ficar um dia sem usar e ter que diminuir a expansao pra poder recolocá-lo. Qual a sua opinião? Obrigada!!

    1. Maria Clelia, o aparelho fixo, nas consultas mensais, não é “apertado”… embora as pessoas falem assim – porque sentem certa “pressão” após a intervenção do dentista-, não é isso que acontece. O dentista / ortodontista ajusta o aparelho pra obedecer o plano de tratamento formulado, de forma a estimular a movimentação dentária. Isso ocorre trocando o calibre do arco, usando elásticos, molas, etc.. Então não está sendo feito “expansão e compressão” ao mesmo tempo. Ainda: você não deve ficar em momento algum – exceto pra se alimentar – sem o aparelho disjuntor. A tendência dos ossos que formam o céu da boca, sem a devida contenção, é de se juntarem de volta. Por isso é que você teve dificuldade de recolocar o aparelho após ficar certo tempo sem usá-lo, e não porque o seu dentista “apertou” o aparelho fixo.

  192. Ola Ana, tudo bem? Tenho 30 anos e estou com uma duvida quanto ao aparelho que estou usando, coloquei o modelo Palatino Haas, devido a mordida cruzada apenas do lado esquerdo da boca, foi me dito que não deveria sentir dores, porém sinto fortes dores do lado direito ou seja o lado que não tenho mordida cruzada, faço 2 ativações por dia, 1 de manhã e outra a tarde, a dor surgiu no 4 dia que instalei o aparelho, então parei de ativar e voltei ao dentista, ele fez uma limpeza e disse que poderia ser alimento preso no aparelho, comprei um antisséptico extra forte e tomo dipirona para dor. Agora tem 3 dias que não ativo e se deixo de tomar o remédio a dor volta, é tão forte que dói ouvido, nariz e um lado da face e mal consigo por a cabeça no travesseiro para dormir, a dor é somente do lado direito onde não tenho a mordida cruzada e hoje sinto que este lado está um pouco inchado, pois os ferros pressionam muito o céu da boca nesse lado e sinto que a projeção da dor está bem no dente onde se encontra o anel, será que a causa é algum alimento que entrou no dente? E também não consigo mastigar direito, sinto dor ao tentar morder, será que terei essas dores até o final do tratamento?

    1. Oi Carlos, tudo 🙂 . Realmente o comum é não sentir dores, mas especialmente em pacientes adultos, a disjunção palatina pode trazer algum desconforto. O acúmulo de resíduos e a pressão do aparelho no céu da boca também podem causar feridas e, consequentemente, dor. Mas pelo seu relato parece que a dor é resultado da disjunção, mesmo. Uma possibilidade é que os ossos do céu da boca não estejam se separando, o que cria pressão e inclina os dentes para fora… a movimentação dentária pode ser dolorida e irradiar dor para estruturas próximas. Sim, pode haver um problema em uma das bandas do aparelho, é preciso verificar. Mas o desconforto não se estende por todo o tratamento, na fase de contenção (quando o aparelho deixa de ser ativado) não deve haver dor.

  193. Olá, tenho 13 anos e vou ficar 6 meses com o expansor palatino hyrax, queria saber sobre como fica a fala e quanto tempo demora aproximadamente para vc se acostumar e se quando vc se acostumar vc vai voltar a falar como antes?
    Outra duvida, quando eu completar 2 meses como o aparelho eu vou colocar o de quadradinho (vou ficar com 2 aparelhos ao msm tempo) isso incomoda?? Fica feio?? Fale mais sobre isso, por favor.

    1. Tayana, você leu o texto que eu escrevi? Não há muito mais a falar sobre isso além do que eu já expliquei no texto. Sim, a fala pode ficar mais complicada, mas é questão de hábito. Cada pessoa é diferente e se adapta ao aparelho em seu próprio tempo. Usar 2 aparelhos ao mesmo tempo pode trazer algum incômodo, é claro… mas é uma situação temporária e necessária. E “feio” é um conceito subjetivo… o que você acha feio, talvez uma amiga sua não ache. 🙂

  194. Olá,

    Tenho 22 anos e agora dia 12/08 fará um mês que não ativo o aparelho disjuntor (uso o modelo do terceiro vídeo), e ando sentido dores que parecem ser do ouvido, alguns zunidos, e dor na frente da face. Isso são sintomas normais? É o “osso crescendo” ?
    Obrigada.

    1. Marina, se você já está na fase de contenção (deixou de ativar o aparelho), acho menos provável que a dor tenha a ver com o uso do aparelho… talvez seja apenas uma grande coincidência. Converse com o seu dentista.

  195. Dra., eu estou com o aparelho fixo ha 2 meses e só agora eu coloquei o do céu da boca, sera que ta certo assim? E outra, eu ja tenho 29 anos, sera q vai dar resultado?

    1. E por que não estaria, Andreia? Cada dentista pode ter sua própria “filosofia” de tratamento, e cada caso é um caso. Como explico no texto, em pacientes adultos a disjunção palatina é uma tentativa… pode dar certo ou não. Só tentando pra saber.

  196. Ola Ana, parabens pelo site, esta otimo, ja coloquei o hyrax faz 2 dias, eu não sou muito fresco para dores e tudo isso, meu unico problema e a fala, estou falando fanho, mal consigo falar algumas palavras, isso é normal? Melhora? Estou fazendo 1 ativação por dia, achei pouco, vejo que posso fazer mais, tenho 28 anos.

    1. William, dada a situação, é normal e melhora, sim. Você vai se habituar aos poucos. Seu dentista, parece, pretende uma disjunção lenta, o que faz sentido considerando a sua idade. Disjunções rápidas são mais indicadas para crianças e adolescentes, porque a sutura que une os ossos que formam o céu da boca ainda não está bem consolidada.

  197. Oii Ana, tenho uma duvida aqui, coloquei o aparelho Haas e tenho que ativar duas vezes ao dia. Coloquei ele ontem e ate agr quando ativo doi apenas um pouco, de forma que o tempo passa e vai doendo mais ou continua normal ?
    Aguardo sua resposta.

    1. Carlos, depende, cada pessoa sente de forma diferente. Algumas nem sentem nada. Geralmente, o incômodo maior é na hora da ativação, depois vai diminuindo.

  198. Olá, acabei de mudar de cidade e não tenho como ainda recorrer a um dentista para tirar essa minha duvida no momento. Utilizo uma barra transplatina (um ferrinho que fica no meio do ceu da boca) que por algum motivo e de alguma maneira parte desse ferrinho que fica no meio do ceu da boca foi envolvida pela carne do ceu da boca, gostaria de saber se isso é normal e se não o que se deve fazer.

  199. Doutora, coloquei o disjuntor semana passada, tenho 19 anos, este é o 4º dia que estou ativando ele, porém os pré-molares da arcada de cima estão quase ultrapassando os da arcada de baixo, devo continuar ativando ? O dentista recomendou ativar até domingo.

    Inclusive, agora a noite na hora de ativar, senti dor no céu da boca e a chavinha entortou um pouquinho a ponta, porém consegui ativar até o fim e agora parou de doer. Resta somente amanhã para ativar, mais uma volta, devo ativar ou não ?

    1. Gabriel, se o seu dentista recomendou a ativação até domingo, faça isso. E se você preferir não ativar, o máximo que pode acontecer é ele pedir, na próxima consulta, pra você continuar ativando por 1 ou mais dias.

  200. Olá doutora! Já usei aparelho e meus dentes ficaram alinhados, mas não gostei do resultado, pois tenho a arcada superior “fechada”. Posso usar o expansor para abrir a mordida e colocar jaqueta ou resina para preencher os espaços que vão abrir?

    1. Não Nattan, não dá pra acrescentar dentes simplesmente. O uso do disjuntor é uma possibilidade sim, mas o fechamento dos espaços terá que ser feito com o uso de aparelho fixo. Procure um ortodontista pra avaliar.

  201. Olá Doutora! Fui diagnosticada com mordida cruzada (tenho 16 anos), e só foi possível ver isso, pois só está visível no lado direito e bem pouco. Pois bem, agora tenho que colocar o expansor antes de colocar o aparelho, pois tenho diastema. A minha dúvida é a seguinte: se o maior sinal de que a disjunção deu certo é causar um diastema, o meu diastema irá abrir mais?
    Obrigada!

    1. Rayssa, provavelmente sim. Mas parte do diastema irá se fechar ainda na fase de contenção (quando o aparelho fica travado) e, o que não se fechar, será corrigido posteriormente com o aparelho fixo.

  202. Olá!
    Minha filha de 8 anos está usando o expansor há 5 meses, deve retirar mês que vem. Quando fomos à última consulta, a Dra desencaixou, sendo que ele está móvel atualmente. Assim, percebi q minha filha está com dentes de “vampirinha”… será que ficará assim? Os dentes da frente se afastaram no início do tratamento, mas já voltaram ao normal… Obrigada!

  203. Oi Dra, estou amando seu blog, parabéns.

    Minha dúvida é a seguinte:

    Tenho 20 anos, irei colocar o disjuntor daqui a algumas semanas para tentar corrigir a mordida cruzada, porém eu uso aparelho fixo. A questão é, tem algum problema fazer o tratamento usando os dois aparelhos simultaneamente?

    1. Hualison, não, desde que o arco do aparelho fixo não restrinja a abertura do céu da boca. Mas não se preocupe quanto a isso, seu dentista está atento a essa possibilidade.

  204. Olá Dra! Tenho 29 anos. Dia 09/06 fiz uma cirurgia de expansão de maxila, no dia da cirurgia o hyrax foi ativado um pouco e, após uma semana, comecei a ativa-lo novamente por mais 8 dias. O diastema surgiu e já se fechou. Até ai tudo bem. Porém, o que começou a me incomodar foi que o canino esquerdo ficou com a gengiva muito retraída. E quando voltei ontem na dentista o canino e o molar do lado esquerdo estavam moles. Ela retirou o hirax e mandou voltar na segunda-feira para ver como estava a gengiva. Isso é normal ocorrer? A ausência do hyrax não vai regredir a expansão? E quando eu colocar o hyrax novamente vou poder expandi-lo mais? Fiquei super “encucada” com essa remoção, pois ela deveria trava-lo agora. Obrigada pela atenção.

    1. Camila, realmente, o Hyrax costuma permanecer por mais algum tempo em boca, pra estabilizar o resultado obtido. Sua dentista explicou o motivo da remoção? Talvez o motivo seja justamente os dentes moles, quem sabe tenha se colocado muita força sobre eles durante a disjunção. Ela falou em colocar o disjuntor novamente?

  205. Boa noite, Ana!

    Tenho 20 anos e ha dois dias estou usando o disjuntor hyrax, também estou usando o aparelho ortodôntico de canino a canino e gostaria de saber se ele irá atrapalhar o funcionamento do hyrax ou não.

    Desde já agradeço, abraços! *-*

    1. Mayara, se o arco não restringir a separação dos ossos que formam o céu da boca, não irá atrapalhar, não. Fique tranquila quanto a isso, seu dentista não iria colar os bráquetes do aparelho fixo se isso fosse prejudicar o tratamento.

  206. Ola, tenho 21 anos e fiz uma avaliação no meu dentista, e ele disse que eu tinha que usar o expansor no ceu da boca, apertar durante 20 dias e depois ficar com ele parado por 5 meses por causa que tenho mordida cruzada, meus dentes são certinhos, o problema é só a mordida cruzada, eu fui fazer a avaliação pois comecei a ter uns estralos no osso e fiquei preocupada, queria saber se vai doer muito, se vai adiantar alguma coisa por causa da minha idade e se depois que colocar o expansor vou ter problema pra falar porque trabalho falando no telefone, to com medo de sofrer com isso e não adiantar nada o meu problema, agradeço se responder.

    1. Luana, a disjunção, em si, não costuma doer. Alguns pacientes relatam sensação de pressão e formigamento. Aos 21 anos você já passou da melhor idade (fase de crescimento) pra fazer a disjunção, mas as possibilidades ainda são boas. É tentar pra ver.

  207. Hum… nossa, é um aparelho muito ruim… rsrsrsrsrs… vc é muito legal, obg por tirar minhas dúvidas, bjãaooo para vc :D… gosto muito dos seus blogs.

  208. Eu já usei hyrax, quando apareceu diastema meus amigos ficaram rindo, me deu uma raiva… mas deixa eu te perguntar, quando eu ia rodar a chavinha me dava uma falta de ar, era normal ? Tinha que dar 3 voltas a noite, não tinha isso de uma de manhã outra a tarde e a noite era 3 voltas, só a noite.. 😀 é muito ruim… eu uso aparelho fixo e tambem arco lingual e um aparelho no céu da boca. Mas não é hyrax shuashuashushaushua 😀

    1. Pode acontecer Thalia, até porque pra ativar o aparelho é preciso colocar a mão dentro da boca, e isso pode ser meio angustiante pra algumas pessoas. A forma de ativação do aparelho varia, não é sempre de manhã e à noite, pode ser num período só, depende do que o ortodontista planeja.

  209. Ola Ana! Primeiramente parabens pelo site! Ajuda bastante nós desesperados “bocas de lata” rsrsrs.

    Então… quando tinha 15 anos precisei usar aparelho pq meus caninos nasceram encavalados. Usei expansor palatino e depois o fixo por uns 2 anos. O sorriso ficou certinho e tirei antes do tempo de conclusao. Depois de um tempo fui ficando dentuça. E tive que colocar aparelho novamente agora aos 24 anos. Optei pelo autoligavel pois o Dr. Me disse ser mais eficiente. Até aí tudo bem.
    O problema eh que quando fui instalar a parte inferior ele colocou o tal do batente nos meus dentes superiores. E incomoda demais! Pra falar, pra comer, enfim… sendo que na primeira vez q botei aparelho eu nao precisei usar. Minha mordida n eh taaaao profunda.

    Terei que usaar isto até o fim do tratamento?

    1. Terá que usar até corrigir a mordida profunda, o que provavelmente se dará antes do tempo previsto pra você concluir o tratamento ortodôntico. E é chato mesmo, você tem toda razão. 😉

  210. Ola Dra., a minha filha colocou aparelho McNamara e a dentista disse que a activação é feita desde o orificio mais próximo da garganta para a frente. Será que é pelo modelo do aparelho? É que leio neste bloco que é da frente para trás.
    Obrigada.

  211. Oi bom dia !

    Eu usei aparelho fixo 5 anos e tirei e coloquei o móvel. So que ele quebrou e meus dentes estão doendo demais. Será a falta do aparelho? Obrigada.

    1. Provavelmente, Thaynara. Sem o aparelho removível há uma tendência dos seus dentes se “reacomodarem”, o que pode gerar pequenas movimentações dentárias, mesmo que imperceptíveis. Isso explicaria a dor.

  212. Uma duvida:
    Posso usar esse aparelho (hass ou hyrax) e ao mesmo tempo usar o fixo (brackets e td mais) ? Se nao, quanto tempo + ou – vc acha que irei ficar com esse aparelho (disjuntor) e quanto tempo depois vou poder colocar o FIXO? Meus dentes são bem alinhadinhos, mas quado chega no final alguns vao para dentro, assim como nessas demonstraçoes lá em cima.
    Aguardo sua resposta…

    1. Sim, é possível, desde que o arco do aparelho fixo não restrinja a abertura do disjuntor. Como ele pode restringir, geralmente se instala o aparelho fixo apenas depois da remoção do disjuntor (ou, pelo menos, do travamento dele). O tempo de uso do disjuntor costuma ser de uns 4 meses, entre as fases de ativação e contenção (aparelho travado).

  213. Uma perguntinha… Fui ao dentista ontem pensando q ja iria colocar o FIXO, mas ai ela me informou q eu teria que usar esse aparelho, nao sei se e o hass ou o hyrax, e marcou o dia que eu iria fazer o molde, so que eu queria saber quanto tempo demora para o molde ficar pronto em media. Aguardo sua resposta obrigada…::..

    1. O aparelho é feito, geralmente, em laboratório de prótese, Ana. Então, entre o seu dentista / ortodontista moldar você, enviar o modelo para o laboratório e o aparelho retornar pronto, leva de 1 a 2 semanas. Depende do laboratório, pode ser antes.

  214. Olá Ana !

    Meu dentista disse que vou ter que usar esse aparelho expansor e depois o fixo normal, eu quero saber se posso colocar só o fixo normal ? Por favor me diga, quando e necessário utilizar esse expansor ? E muito ruim pra falar ?

    1. Kevin, não tenho como afirmar sem examinar você, mas se seu dentista indicou o uso do disjuntor certamente é porque você precisa, não há benefício algum, nem pra ele nem pra você, em colocar esse aparelho sem necessidade. O disjuntor é usado em casos de mordida cruzada (quando a pessoa morde com os dentes de cima “por dentro” dos de baixo) e quando falta espaço pra alinhar todos os dentes. Vale a avaliação do seu dentista / ortodontista quanto à necessidade.

  215. Ola doutora, tenho três duvidas:

    1- Comecei a ativação desse aparelho nessa sexta e quando fui ativa-lo eu senti uma boa pressão, depois o ativei no sabado e senti uma pressão mais forte ainda, mas hoje fui ativa-lo de novo e não senti absolutamente nada, como se o aparelho nem tivesse se mexido! Isso é normal?

    2- Quando meu pai foi ativar o aparelho pra mim no sabado, a chavinha ficou presa no final, então ele teve que volta-la ao começo, tira-la, a colocar de novo e a empurrar pra frente de novo, dai sim saiu. Isso pode ter interferido na ativação do aparelho, como ele ter ativado a mais do que deveria por exemplo? Porque como eu disse na primeira pergunta, quando ele foi ativar no sabado (segunda ativação) eu senti mais pressão do que quando a dentista foi fazer a primeira ativação na sexta.

    3- Ha alguma chance de a escova de dentes mexer o “pininho” de ativação quando eu a passo para limpar o aparelho?

    1. Rafael,

      1. É provável que a sutura que une os 2 ossos que formam o seu céu da boca já tenha se rompido (o que é normal), por isso a falta de resistência na ativação.

      2. Sem problema, pois ele “desativou” e ativou novamente.

      3. Não, pode escovar / limpar tranquilo.

  216. Mas Não Consigo Comer Direito, Isso E Por Algum Tempo Só Ou Não ? Estou Mais De 6 Horas Sem Conseguir Comer, Tudo Que eu Como Fica Preso Em Cima Do Aparelho, Por Que Isso?

    1. Demora um pouco até você se habituar ao uso do aparelho, alguns dias ou semanas. É preciso limpar a parte de cima do aparelho após cada refeição, e isso pode ser feito de 2 formas: com o fio dental (colocando-o por cima do parafuso do aparelho e passando-o entre o aparelho e o céu da boca) e forçando a passagem de algum líquido entre o aparelho e o céu da boca, que pode ser um enxaguante bucal ou mesmo água.

  217. Dra. Ana, bom dia !
    Vou ter que usar esse aparelho, eu queria saber se todo mundo que usa o expansor fica com os dentes da frente abertos ? Se sim, quando tempo leva para juntarem de novo ?

    1. Kelly, não. Mas a maioria das pessoas fica com esse espaço, sim. De qualquer forma, ele geralmente se fecha ainda na fase de contenção, quando o disjuntor fica “travado”, sem ativar, o que leva uns 4 meses.

    1. Não Vitor, não pode. Existe um protocolo pra de se fazer a ativação do aparelho, o que varia de paciente para paciente, não é só “sair girando”. Sua dentista vai lhe explicar.

  218. Olá Dra. Eu fui a um ortodontista ha algumas semanas e ele me afirmou que eu necessitaria de uma cirurgia ortognatica, sendo eu retrognata. Esses dias então busquei uma segunda opinião, e desta vez, o ortodontista me disse que o meu problema deve ser resolvido com o disjuntor palatino e aparelho fixo, sendo que tenho 17 anos e vou crescer mais um pouco. Obviamente não peço sua opinião final sobre meu caso sem me ver, mas as dúvidas desde então me atormentando são:
    1 – Um retrognata não tem a arcada superior maior que a inferior? Posso estar errado, mas mesmo a largura, sinto que a da arcada superior é maior, que lógica teria portanto o uso do disjuntor?
    2 – No 1º ortodontista que fui, ele me falou que a minha estética facial poderia ficar prejudicada caso optasse por não fazer a cirurgia. É verdade?
    3 – Tem como fazer o tratamento com o disjuntor sem o aparecimento do diastema?
    4 – Como retrognata não tenho o selamento labial, no caso do uso do disjuntor irá ter melhorar nisso? Ou a melhora será só após a colocação do aparelho fixo?
    Obrigado e parabéns pelo site.

    1. Felipe, vamos lá:

      1. Não, o arco superior de um retrognata não é necessariamente maior, ele está apenas posicionado mais à frente do que do arco inferior (ou o inferior está mais para trás, depende do caso).

      2. Sim, é verdade. A cirurgia ortognática pode mudar a estética facial pra melhor.

      3. Nem sempre o diastema abre com o uso do disjuntor, depende do caso. Algumas vezes os ossos abrem na mesma medida em que os dentes se reaproximam, então nem se nota grande abertura. Mas o mais comum é o diastema abrir.

      4. A melhora do selamento se dará pela diminuição da projeção dos seus dentes superiores e/ou de uma melhor relação entre os arcos superior e inferior. E isso só irá acontecer durante o tratamento com o aparelho fixo.

  219. Olá, Doutora! Ontem ativei o aparelho mais do que deveria, e agora está doendo muito, até agora meus dentes estão bem sensíveis, não consigo mastigar direito, isso é normal, pois tenho 20 anos.

    1. Rogério, não é normal não, ative o aparelho exatamente como orientado por sua dentista, não invente nada. As consequências dessa sua “pressa” podem ser sérias.

    1. Nataly, o dentista irá colocar separadores (“borrachinhas”) pra abrir espaço entre os dentes que vão receber as bandas do aparelho (os “anéis metálicos”). Depois do aparelho pronto, os separadores são removidos e o aparelho fixado. Então o seu dentista irá orientar você quanto à ativação, que pode ser feita de várias formas. Se estiver tudo ok, não dói. Algumas pessoas relatam, apenas, sensação de pressão e/ou formigamento.

    1. Rosana, você deve ativar o aparelho exatamente como recomendado por sua dentista. Cada caso é um caso, não há uma forma certa, mas certamente há várias formas erradas. Pelo que parece, sua dentista pretende uma disjunção lenta, o que faz sentido considerando a sua idade.

  220. Bom dia,

    Meu filho tem 7 anos e tem a mordida cruzada, a arcada dentária dele inferior e pra frente, levei ele a uma orto e ela me disse que tem que usar aparelho móvel com expansor durante um ano, e logo depois usar a mascara ortopédica. Mas fui em outra orto e essa já me falou que a situação dele é pra usar a mascara pra ontem, então tem que usar o disjuntor hyrax durante 15 dias pra logo em seguida usar a mascara, a partir de que idade ao certo pode se usar o hyrax? Acho ele mto pequeno pra usar isso, deve ser incomodo pra uma criança de 7 anos, me ajude a essa duvida.

    Obrigada

    1. Ana, não tem idade certa, depende do caso… pode ser até antes dos 7 anos. Realmente o Hyrax não é muito confortável, mas geralmente as crianças se adaptam ao uso muito mais facilmente do que os adultos, elas “tiram de letra”. 😉

  221. Ola Dra!!! Estou usando esse aparelho esta com 5 dias, estou me acostumando mais, pois no começo e desesperador!!! A fala ainda continua ruim, mas esta melhor que antes… mas o q eu gostaria de saber mesmo e que minha lingua esta toda cortada, esta doendo muito, dificultando muito, nem tenho vontade de conversar, de responder nada o q me perguntam!!! Sera que nao existe nenhum metodo de uma capa de silicone, alguma coisa que possa envolver esse aparelho para nao machucar???

    Obrigada!!!

    1. Não Jessica, “capa” não existe. Mas se houver alguma aresta mais cortante que esteja machucando você, converse com o seu dentista pra ele desgastar. Ainda, existe uma “cerinha” odontológica que pode ser comprada na farmácia e que serve pra isolar áreas d aparelho que estejam machucando… é só fazer uma bolinha e colocar em cima da área “pontuda”.

  222. Boa tarde, Dra. Meu nome é Gustavo tenho 22 anos, estou usando o aparelho hyrax já faz dois meses, fui recentemente no consultório e a doutora falou que o resultado já era o suficiente e que não vou mais precisar apertar o aparelho e até trancou // me explicando que o prazo minimo era de 3 meses pra os dentes se fixarem e então fazer a remoção do hyrax, dai começar o tratamento tradicional.
    Minha duvida é saber se é necessário fazer a manutenção mensalmente… ? Até onde entendi não há muita necessidade…

    1. Depende do que seja “fazer a manutenção”, Gustavo. É importante verificar periodicamente o andamento dos resultados, porque mesmo com o aparelho travado os dentes se movimentam. Além disso, pode haver alguma quebra, soltar alguma coisa, etc.. Então é bom sua dentista acompanhar, mesmo que não intervenha.

  223. Eu tenho 19 anos e to com o separador, eu já expandi ele umas 21 vezes só que não deu muito resultado e dói muito quando eu vou expandir, o que eu faço?

    1. David, continue ativando o aparelho até que o seu dentista oriente você a parar. Se doer e você não conseguir, aí sim pare e entre em contato com ele pra que ele verifique se dá pra continuar ou não.

  224. Ola Dra., a minha filha tem 7 anos, vai fazer 8, a dentista recomendou usar aparelho expansor porque tem mordida cruzada e pouco espaço.
    O meu medo é que a minha filha sofreu um acidente aos 3 anos, levando a bloco operatório para faturar ferida extensa vestibular na ganhava e também no nariz. Fez uma radiografia e não detectaram quaisquer problemas.
    Achá seguro usar o expansor? Obrigada.

  225. Olá Dra! Minha filha de 13 anos irá iniciar um tratamento ortodôntico, inicialmente seria apenas o aparelho fixo “normal”, entretanto após avaliação da documentação, foi indicado que ela fizesse o uso desses disjuntores, apenas disse que antes do fixo ela teria que usar um para “abrir o céu da boca”, como não sabia nada a respeito fui buscar informações sobre o mesmo e aqui no blog vi que existem 2 tipos, é isso? Haas e Hyrax. São diferentes entre si? Nesta idade, costuma ser doloroso? Obrigada!