Pra que serve a saliva?

Vira e mexe eu escuto gente reclamando da quantidade de saliva que tem. Geralmente quem reclama é quem tem muita, porque fica constrangido por ser babão 😉 . Mas a saliva, caro amigo, é uma bênção… e padecer de sua falta, uma maldição.

Mastigue direito!

A saliva tem muitas funções dentro do nosso organismo e participa, inclusive, do processo de digestão dos alimentos. Quando mastigamos, ela umedece a comida e ajuda a formar o bolo alimentar. Ao mesmo tempo, contribui com algumas enzimas que começam, ainda na nossa boca, a “quebrar” os alimentos. Por isso é que a sua mãe dizia pra você mastigar direito: quanto menor o pedaço de comida, mais fácil fica o trabalho da amilase salivar (ptialina). E o estômago, aquele preguiçoso, agradece 🙂 .

Vai pingar!

Dá pra encher uma piscina!

Durante toda a vida, uma pessoa chega a produzir 23.650 litros de saliva. Depois dessa informação nojenta 😀 , pergunto: pra que tudo isso? Pois bem, além da função digestiva, a saliva tem papel fundamental na sua saúde bucal. Sim, dentistas AMAM saliva (a não ser quando precisam de uma área seca dentro da sua boca pra fazer uma restauração ou cimentar uma prótese, daí a gente odeia) 😉 .

Quais as funções da saliva?

  • Preparação do bolo alimentar (como mencionado)
  • Ação bactericida: a saliva possui enzimas que, cada uma de um jeito, matam bactérias. Cito: a histatina, a lisozima e a lactoferrina.
  • Umidade e lubrificação: mantém úmidas a mucosa bucal, da faringe e das vias digestivas superiores em geral.
  • Ação de limpeza e proteção: taí a função salivar que os dentistas mais apreciam. A saliva limpa os dentes e dificulta que as bactérias que causam as cáries (e os açúcares que elas consomem) se fixem aos dentes. Portanto, quem tem bastante saliva tem menos chances de ter cáries (ainda que isso dependa também da qualidade dessa saliva). Ainda, certas proteínas da saliva que se ligam ao cálcio ajudam a formar uma película que se comporta como uma membrana protetora.
  • Defesa e imunidade: a saliva possui anticorpos, que protegem contra doenças.
  • Remineralização dos dentes: a saliva está cheia de íons cálcio e fosfato e, quando eles faltam nos dentes, os dentes podem pegar emprestado da saliva. Cáries que estão querendo começar, dessa forma, podem ser paradas. Se tiver flúor (presente na água que bebemos e nas pastas de dente) na jogada, melhor ainda!
  • Capacidade-tampão: a saliva tem a propriedade de manter o pH (a acidez) bucal em um padrão mais ou menos constante. E tudo o que as bactérias querem pra causar cáries nos nossos dentes é um ambiente ácido… então, saliva nelas! Ah, sabe o que deixa a nossa boca mais ácida? Açúcar. O açúcar é comida de bactéria e, após se alimentarem, as bactérias eliminam cocô ácido produtos ácidos na nossa boca.

Viram? Saliva é tudo de bom!

E quando falta saliva?

Infelizmente, algumas pessoas produzem muito pouca saliva ou até não produzem. Esse quadro se chama xerostomia, e pode ser causado por uma série de fatores: uso de certos medicamentos, o avanço da idade, diabetes, síndrome de Sjögren e doenças congênitas. Pessoas que passaram por radioterapia também podem padecer desse problema. Para esses casos existe a saliva artificial, que se compra na farmácia. Consulte o seu dentista a respeito… afinal, ninguém entende mais de saliva do que ele. 🙂

Olha o que o Blog DicasOdonto falou sobre o assunto –> Pode cuspir? Pra que serve a saliva?

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Curiosidades

Marcadores:

5 comentários

  1. O que pode ser, minha língua está esbranquiçada e áspera, e agora surgiu no fundo da mesma umas bolinhas brancas, e em baixo duas feridas tipo afta, o que será?

    1. Valdemar, são vários sintomas que, necessariamente, não têm a ver um com o outro. Procure um dentista pra avaliar.

  2. Excelente. Uma vez comentei com a minha irma por que temos saliva, que eh muito incomodo e tal, e ela me deu uma breve explicaçao de sua importancia. Acontece muito de eu babar um pouco (ou muito) quando estou passando o fio dental, entre outras coisas, mas bendita saliva!

  3. Nossa, muito legal o post!
    Estava pensando nesse assunto ontem mesmo, antes de dormir (vai saber porque, heheh)
    Adorei!

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista