Cuidados para pacientes com câncer

🙂

Pessoas com câncer necessitam de cuidado odontológico diferenciado, as terapias para o combate da doença costumam afetar a boca em vários aspectos. A atuação do dentista costuma ser dividida em três etapas: antes, durante e depois da  terapia. Cada etapa tem abordagem claramente diferenciada e respeitá-las é fundamental para oferecer conforto e qualidade de vida a quem passa por esse processo.
.

  1. Antes da terapia (Adequação Bucal!): O dentista deve agir preparando o paciente para uma futura baixa de imunidade provocada pela maioria das terapias. Extrações, raspagens e tratamentos de canal devem ser realizados nesta fase, por que normalmente estão relacionados à processos infecciosos, que devem estar controlados durante a terapia. Restaurações e limpezas são realizadas como medidas preventivas, para evitar infecções na fase crítica.
    .
  2. Durante a terapia (Prevenção e Conforto): Nesta fase o dentista deve manter tudo limpo e restaurar pequenas cáries antes que cresçam. Não, a terapia não faz seus dentes caírem, mas é mais fácil desenvolver gengivites já que a imunidade é prejudicada. Pode ocorrer diminuição da quantidade de saliva (o dentista pode receitar sprays de saliva artificial para suavizar o problema) e mucosites (as grandes vilãs desta fase). As mucosites são feridas extensas e doloridas, por toda a mucosa da boca, que dificultam a alimentação. Nesta fase evite alimentos ácidos, duros ou quentes, pois todos pioram as dores. Procure consumir gelados (picolé, sorvete, bebidas geladas) durante as infusões de quimioterapia! Laserterapia funciona bem na prevenção e no alívio dos sintomas da mucosite. Seu dentista pode indicar um spray contendo anestésico e remédio para evitar infecções, melhorar as dores e facilitar a alimentação!
    .
  3. Após a terapia (Manutenção da Saúde Bucal): Existe um período em que as intervenções odontológicas mais próximas ao osso são contraindicadas, mas isso só inclui extrações, cirurgias em osso (implantes por exemplo) e as raspagens mais agressivas. Outros serviços são realizados normalmente e, ao fim deste período, o paciente pode ser submetido a qualquer tratamento novamente.

A autoestima e o bom humor são ferramentas importantíssimas no fortalecimento psicológico, todos estes cuidados fazem muita diferença na qualidade de vida de quem precisa vencer este desafio!


Este texto foi adaptado de OdontoEspecial, visite no Facebook ou no Tumblr.

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Pacientes Especiais

Marcadores:

9 comentários

  1. Olá dra., amei a forma que vc trata as pessoas, e tira suas suas dúvidas. Eu tenho um verdadeiro pânico de dentista, tenho que fazer um tratamento geral nos meus dentes, ha um tempo atrás percebi que minha gengiva soltou do dente e depois de um tempo começou a crescer uma carne nessa gengiva, estou morrendo de medo, quero ir ao dentista mas meu medo é maior, será que é algo grave, me ajude.

    1. Cirlane, você nunca vai saber se é grave se não procurar um dentista. Compreendo que você sinta medo, mas tenha em mente que o dentista só vai ajudar. Pela sua descrição, me parece que pode haver um problema periodontal (na gengiva e no osso em volta do dente), e esse tipo de problema, quanto antes tratado, menor a chance de complicações.

  2. Olá doutora, tenho uma ferida na bochecha ha 2 meses. Essa ferida apareceu no período que eu tava me recuperando de uma cirurgia de apendicite. Eu tenho um dente quebrado que vou tirar. Fico pensando que deva ser consequencia do dente. To muito nervosa, pois tenho medo que seja algo serio. Poderia me passar um email para que eu possa mandar uma foto para a senhora ver.

      1. Olá doutora, queria saber se posso enviar a foto por mensagem para a pagina do facebook, pois não to conseguindo enviar por email. Sueanne

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Guilherme Genovez Júnior

Cirurgião-dentista graduado pela UNIVALI - Universidade do Vale de Itajaí, especialista em Pacientes com Necessidades Especiais pela São Leopoldo-Mandic, habilitado em Sedação Consciente pelo COPH-Bauru.