Câncer de Boca: Quem Procura, Acha?

Infelizmente, às vezes acha. Embora encontrar uma lesão na sua boca não seja lá uma “sorte”, a boa notícia é que, se uma lesão é percebida cedo, a chance de cura é muito grande. Pra começar a falar deste delicado assunto, vamos definir que lesões são essas: manchas brancas ou avermelhadas, ferimentos (por causa de uma prótese mal adaptada, por exemplo), áreas que vivem sangrando sem motivo aparente, “bolinhas” ou caroços, úlceras (ou “aftas”) que não saram nunca. E, ao contrário do que se pensa, quando uma lesão é câncer normalmente não dói.

Medo?

Homens, ATENÇÃO: no Brasil, o câncer bucal é o 5o mais comum entre vocês. Àqueles que vivem se gabando de não terem mamas (embora tenham!) e não precisarem fazer o auto-exame mas adoram ajudar o próximo nessa hora, revelo essa preocupante estatística. A prevalência desse tipo de enfermidade no sexo masculino está diretamente ligada aos hábitos de fumar e beber, principalmente. [bronca] Outra: homens não se cuidam. Não vão ao dentista por causa de “uma feridinha à toa”. Deixam pra depois porque não têm tempo. E, em meio a desculpas, o problema se torna sério… e fatal. [/bronca]

Porém, hoje em dia, estamos diante de uma modificação do comportamento feminino. As mulheres estão fumando e enchendo a cara bebendo mais e com maior frequência, o que tem aumentado o número de casos de câncer bucal nesse gênero. o.o

E por que o álcool e o cigarro aumentam tanto as chances de seus usuários em desenvolver “aquela doença”? Porque tendem a modificar o padrão celular pelas constantes agressões que provocam às mucosas e gengivas, favorecendo, ainda, a multiplicação desordenada dessas células modificadas. E câncer nada mais é do que isso: uma proliferação celular sem controle. Quando as células atípicas invadem o organismo (tecnicamente, diz-se que “atravessam a lâmina basal”) acontece a tal da metástase (= o câncer se espalha). Por isso é tão importante descobrir o problema no início, para evitar a invasão a outros órgãos e aumentar, assim, a chance de cura.

Outro grande vilão é o sol. A exposição constante aos raios solares sem o uso de protetores labiais, bonés, chapéus é pedir por um câncer de lábio. Os mais acometidos por esse tipo de carcinoma são aqueles que se expõe de forma contínua ao sol, geralmente por causa da profissão: os garis, os trabalhadores da construção civil, os agricultores.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) 43% das mortes por câncer (bucal ou não), em todo mundo, têm a ver com o consumo de tabaco e álcool, maus hábitos alimentares, estilos de vida “pouco regrados” (digamos assim) e com a presença de infecções. Não é coisa pouca não! “Então, se eu não fumar e não beber NUNCA vou ter câncer de boca, certo?” Errado. Como dizia meu professor de Diagnóstico na faculdade, “Câncer é pra quem pode, não pra quem quer”.

De acordo com o matemático @oclebermachado, o lugar mais comum de câncer bucal é na boca. 🙂 Então, vamos definir o que é “boca”: lábios, parte interna das bochechas, língua (e embaixo dela), palato (céu-da-boca), gengivas e até amigdalas! O excelente vídeo abaixo é uma produção do Setor de Estomatologia da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) e demonstra, de forma muito didática, como realizar o auto-exame bucal. Assista, vale a pena:

Não procurar o dentista por ter medo de descobrir alguma coisa ruim ou chamar o câncer de “aquela doença” só tem efeito psicológico. Na prática, fugir da verdade é correr pra longe das melhores chances de cura. Até porque, acredite, normalmente as lesões bucais são benignas ou apenas têm potencial de virarem câncer e precisam ser observadas. Portanto, vale a pena pedir para o seu dentista dar uma olhadinha

Vamos procurar? Fico aqui torcendo pra você não achar nada. 🙂

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Diagnóstico Bucal

Marcadores:

1.121 comentários

  1. Doutora, estou com uma bolinha no canto da boca que antes parecia espinha e agora está como se fosse uma massa, mas ainda sai pus como se fosse uma espinha. Já tem mais ou menos 1 mês e nao melhora. Pode ser alguma coisa grave?

  2. Ola Dra. então, debaixo da minha lingua cresceu uma bolinha que parecia ser uma mucocele, mas pelo fato de estar debaixo e bem no meio da minha lingua eu suspeitei, e ai foi crescendo mas foi crescendo pra frente, crescendo pra fora, e agora está como se fosse uma cobrinha nessa bolha, esta tipo pra fora, de vez em quando doi e outras vezes nao. O que sera que deve ser?

    1. Pode ser mucocele mesmo, Gabriela (rânula, no caso). Mas pode ser alguma obstrução de ducto de glândula salivar também, por causa de um cálculo, por exemplo. enfim… só procurando um dentista pra avaliar pra você ter certeza.

  3. Eu estou com 3 bolinhas bem durinhas embaixo da lingua, e faz mais de um ano que estou com elas, elas não doem e nem aumentam de tamanho, não incomodam pra come. Fui na dentista e ela disse que não é nada, mas n fez exame nenhum só olhou, estou muito preocupada pois elas não desaparecem. Se puder me responder ou até mesmo se eu puder lhe enviar uma foto te agradeço.

    1. Maia, se a dentista não viu problema, eu não me preocuparia. Ela fez um exame, o exame clínico, se ela achasse necessário algum outro tipo de exame, teria feito ou pedido.

  4. Olá Dra.
    Eu desde que me lembro sempre tive um carocinho no céu da boca, lembrava a raiz de um dente querendo sair, mas era praticamente imperceptível a olho nú, mas hoje como era hábito “parquet ganhei esse hábito” passei a língua no céu da boca sobre esse carocinho e senti um pouquinho maior, então fui tocar com o dedo e ele estourou. Estou muito preocupada pq não saiu sangue. Corri pra limpar com um guardanapo e não vi nada, parecia um abscesso. Ficou um buraquinho como se tivesse espremido uma espinha grande. Acha que pode ser alguma coisa menos boa? É que não dói para além de ter estado sempre ali. Obrigada.

    1. Flávia, estourou e não saiu nada? Você quer dizer que “murchou”? De qualquer forma, normal não é. A sua descrição me faz pensar num abscesso, mas teria saído pus e/ou sangue do local. Procure um dentista pra avaliar assim que possível.

    2. Doutora, minha mãe está com isso tbm, o palato está com um carocinho e tinha algo parece do uma espinha inflamada, e agora saiu o pus da espinha e ficou buraquinho aberto, ela tá sentindo dor, tenho uma foto, posso te mandar?

      1. Pode, Thais. Mas pela sua descrição é uma fístula, por onde sai o pus de um abscesso. É preciso identificar a origem da infecção (a gengiva ou o canal de um dente, por exemplo) e eliminá-la. Diga pra sua mãe procurar um dentista assim que possível pra avaliar e tratar de acordo.

    1. Ricardo, não dá pra dizer do que se trata apenas com base na sua descrição. “Carocinho preto” é meio vago. Aguarde mais alguns dias, se isso não desaparecer, procure um dentista pra avaliar.

  5. Ola dra., a sr. pode me responder uma pergunta…?

    Hoje fui jantar, ai percebi alguma coisa estranha na minha boca… entao fui ver no espelho, liguei a lanterna do celular da minha mae e quando olhei la atras perto do meu ultimo dente reparei que tinha uma bolinha pequena de carne com um pontinho de sangue em cima… tipo uma verruga pequena, nao sei… o que pode ser ? Sera que e grave ?

    1. Edna, difícil dizer só com base na sua descrição. Talvez não seja nada relevante. Aguarde mais alguns dias… se continuar com o mesmo aspecto, procure um dentista pra avaliar. Mas não precisa ficar preocupada.

  6. Dra. Há aproximadamente 1 mes percebi a pele da minha uvula em alguns pontos mais elevada, parecem bolhas, mas da mesma cor da pele, isso é normal? Tenho estado preocupada pois não somem!

      1. Dra. estava fazendo um clareamento dental, o tratamento com o gel e a moldeira, sempre saia e ardia um pouco na gengiva, mas agora a situação ficou pior, apareceu uma bolha roxa em cima de um dente que fiz restauração no superior da frente, doeu tanto que precisei ir ao hospital tarde da noite, me passaram uma injeção para aliviar a dor, não fui ao dentista ainda pq hoje é feriado, o que deve fazer enquanto isso? Estou tomando medicamentos sem ordem do dentista.

        1. Paula, estou lendo sua pergunta só agora, então você já deve ter ido ao dentista. Nesses casos, é preciso interromper o clareamento e procurar o dentista, mesmo, pra identificar a causa do problema e tratar de acordo.

  7. Boa tarde. Gostaria de saber se é possível contrair uma infecção na garganta por dividir talheres (na mesma hora, mesmo que brevemente) com um portador de gonorréia. E se essa infecção pode desencadear um câncer.
    Muito agradecida!

    1. Jô, a gonorreia é causada por uma bactéria chamada Neisseria gonorrhoeae. É improvável esse tipo de transmissão (por talheres), mas considerando que o gonococo também pode crescer na boca e na garganta, até nos olhos, é uma possibilidade. A gonorreia pode levar a uma série de infecções, e estudos apontam no sentido de que ela aumenta a chance de desenvolvimento de alguns tipos de câncer (como o câncer na bexiga em homens, por exemplo). Mas isso não quer dizer que a gonorreia cause câncer ou “vire” um.

      1. Muito obrigada e lhe parabenizo pelo site.
        Por favor, me tire uma última dúvida. No cancer de boca, depois do aparecimento dos primeiros sintomas, progride e leva à óbito rapidamente ou varia de um indivíduo para outro? Em média quanto tempo leva esse processo? Por exemplo, se uma pessoa nota áreas do céu da boca pálidas ha mais de seis meses, e não ocorreu mais alterações, mesmo assim pode ser um câncer?

        1. Jô, varia de pessoa para pessoa. Mas câncer de boca é uma exceção, não a regra. Lesões em boca podem ser UM MONTE de coisas, a grande maioria delas completamente benigna e tratável. Se você tem alguma alteração (ainda mais se já tem mais de 6 meses), procure um dentista pra avaliar. Assim você fica tranquila a respeito.

  8. Olá, tenho 1 cicatriz redonda em cada lado da bochecha, por fora é avermelhada e dentro de cada lado tem um ponto preto. Já tenho essas cicatrizes ha 2 anos, n sinto dor, não incomoda em nada. O que pode ser?

    1. Mariana, se são cicatrizes, deve ter havido algum trauma ou lesão local. O estranho é que seja dos dois lados. Procure um dentista pra avaliar.

  9. Doutora, faz um tempinho venho sentindo um gosto de sangue na boca e chequei minha boca assim como mostrava o vídeo, meu lábio inferior está todo avermelhado e quando passo a língua tem gosto estranho, as bochechas estão normais mas o céu da boca está meio branco também, a gengiva de cima está normal mas a de baixo está um pouco avermelhada. Tô fazendo tratamento no dentista de Periodontia, mas não tô vendo muito resultado, acha que pode ser o câncer bucal? Obrigado desde já!

    1. Sua descrição não me parece ter nada a ver com câncer, Christopher. E, também, você está em meio a um tratamento… se fosse algo mais sério, seu dentista teria alertado você. Se você está fazendo tratamento periodontal, é esperado que sua gengiva esteja avermelhada. De qualquer forma, na próxima consulta, converse com o seu dentista sobre esses sintomas.

      1. Doutora, tenho caseum e outro dia estava removendo com cotonete quando notei uma bola branca, apertei e saiu um liquido marrom de dentro da amigadala, o que poderia ser?

    2. Boa tarde doutora! Bom, vamos começar parabenizando o blog! 🙂 Dr(a), tem um carocinho por dentro da minha bochecha q não dói. Estou para extrair um dente q está com cárie até a raiz e este caroço apareceu já faz uns 2 meses. Parece um caroço de arroz por dentro da bochecha. Será que é por causa deste dente ou é outra coisa? Do lado de fora do meu rosto parece uma saliência leve como se estivesse no local do caroço meio inchado. Eu percebi isto fazendo a barba. Me responda por favor. Obg. @/

      1. Marcelo, obrigada. 🙂 O “caroço” está na direção do dente que será extraído? Uma possibilidade é que seja uma hiperqueratose por trauma recorrente, ou seja, por morder muito a bochecha num mesmo local, repetidamente, forma-se mais queratina no local, ficando esse “carocinho”. Isso não é um problema, em si, mas fica incomodando. Converse com o seu dentista quando for fazer a extração, pra ele avaliar.

        1. Boa tarde Dr.(a)! Sim, já extrai o dente e foi exatamente o que o Dr. me disse! (ufa!) a carie estava bem na raiz mesmo! Muito obrigado pela sua atenção e continue assim, dando essas dicas aos leigos como nós (rsrsrs…) abç. 🙂 @/

  10. Doutora, tenho um dente estragado que já esta mostrando a polpa (pulpite), enfim já está bem estragado, e apareceu (não lembro quando exatamente, mas acho que em julho/agosto por ai) uma “bolinha” da cor da gengiva, na gengiva no dente estragado, como se fosse até a própria gengiva que criou essa bolinha, estou desesperada, porque não tenho condições de ir no dentista agora 🙁
    Ps: eu não fumo, e não bebo, mas mesmo assim tô com muito medo e preocupada!

    1. Hanna, pela sua descrição você tem uma fístula, como explico aqui –> https://medodedentista.com.br/2014/06/bolinha-gengiva-o-que-e.html . Isso significa que a polpa do seu dente já deve ter “morrido”, o que exige o tratamento de canal (se o dente ainda for viável). Compreendo a questão financeira, mas você tem que procurar um dentista, não há nada que você possa fazer por conta própria. Se não der pra tratar o canal agora, você pode fazer, pelo menos, um curativo, o que já controla a dor e a infecção.

      1. Então mas não dói, estou fazendo bochechos de agua morna e sal pra controlar a infecção (não sei nem se controla, mas já li em vários sites que isso tem eficácia) mesmo assim tô bastante preocupada… Isso tem possibilidade de ser algo pior? Tô desesperada.

        1. Que bom que não dói, mas não doer não muda em nada: você precisa se tratamento. Não, água com sal não controla infecção. Não me parece “algo pior”, mas um abscesso, como já expliquei. Leia o post do link que eu passei, explico tudo direitinho lá.

          1. No momento eu realmente não posso procurar um dentista, a doutora acha que possa ter possibilidade de ser câncer de boca? Mesmo eu não fumando ou bebendo (estando dentro dos fatores de risco), porque acho que a única coisa que tenho mesmo é o dente estragado nesses “fatores”.

          2. As características que você descreve não são de câncer, mas eu não posso afirmar se é ou não é apenas com base no seu relato.

  11. Doutora, hoje (dia 03/10/16) percebi uma “pinta” na mucosa esquerda e uma mancha vermelha na mucosa direita, onde elas apareceram há lesões brancas mas é porque eu mordo sem querer. Não tenho dor nem nada do tipo, mas apareceu do nada e isso me deixou muito assustada, pela descrição a senhora pode me informar se trata-se de um machucado, lesão benigna ou um câncer?
    OBS: ha alguns anos atrás tive algumas bolhas na parte externa do lábio mas meu dentista disse que era porque estava com o lábio muito ressecado, não sei se isso tem alguma coisa a ver com a pinta mas achei melhor descrever isso também.
    Obg

  12. Oii doutora, tudo bem?
    Tenho 24 anos e há alguns dias notei um pontinho preto na minha bochecha esquerda, além disso, esse lado da bochecha está doendo um pouco. O que poderia ser?

    Obrigado pela atenção.

    1. Tiago, não dá pra sugerir nada só com base no seu relato. Se esse pontinho permanecer nos próximos dias, procure um dentista pra avaliar.

      1. Ola doutora, no meu caso apareceu uma afta na língua ha quase um mês, comprei remédio pra afta na língua, passei, chegou a diminuir e logo trocou de lado da língua, essa afta não doi muito mas ao utilizar remedio ela diminui, mas não sai. Ela é vermelha e arrendondada.

  13. Boa noite, doutora! Estou com umas aftas na boca, que começaram há dois meses. Algumas saram, mas ao mesmo tempo aparecem outras. E de lá para cá não sarou completamente. Fui em um estomatologista. Ele disse que são aftas maiores e que podem ser por vários motivos. Estou com anemia tmb, que já está melhorando. Mas as aftas nada… fui em um gastro, não sinto nada no estômago. Mas minha última endoscopia foi há dois anos. O céu da minha boca sangra, e as vezes as lesões próximas as aftas. Esses dias notei uma bolha como se fosse de água dentro da boca. Tem algum exame que a senhora indica ou alguma suspeita clínica? Muitas vezes não aguento comer nada e doi até para falar. Fiquei rouca alguns dias e os linfonodos estão aumentados.

    1. Nayara, uma ideia é que seja algo autoimune. Se há lesões persistentes, ulcerações e sangramento, pode ser algo como penfigoide, por exemplo. É uma teoria.

  14. Bom dia, ha uns quatro meses o céu da minha boca coçava as vezes, agora apareceu um pequeno caroço meio duro e coça, o que pode ser doutora?

    1. David, a carúncula sublingual já é composta de 2 “bolinhas”. O que pode estar acontecendo é que elas estejam inflamadas. Não é algo preocupante em si… mas se continuar incomodando, sugiro que você procure um dentista pra avaliar.

  15. Boa tarde, Dra. Ana.
    Hoje eu acordei e percebi que tinha 2 bolinhas na “caruncula sublingual” (acho que é assim que se diz, rs)… Debaixo da língua. Uma das bolinhas é vermelha com uma pontinha branca, parece uma espinha (lado direito). E a outra é meio esbranquiçada (lado esquerdo). Quando passo a língua na bolinha vermelha dói um pouquinho (mais bem pouquinho mesmo). A outra não dói, nem incomoda.
    O que pode ser? É algo que devo me preocupar? Se puder me responder por email, desde já agradeço. Bjus…
    Obg pela atenção!!

    1. Angélica, a carúncula sublingual (é isso mesmo) já é composta de 2 “bolinhas”. O que pode estar acontecendo é que a que está vermelha esteja “entupida” ou inflamada. Não é algo preocupante em si… mas se continuar incomodando, sugiro que você procure um dentista pra avaliar.

  16. Bom dia dra,
    Há alguns dias durante a alimentação mordi duas vezes o lábio inferior da boca. Após isso surgiu uma bolinha/caroço vermelho que não desaparece. Acredito ser uma inflamação por ter machucado, mas não diminui de tamanho e nem desaparece, consultei um dentista me disse apenas para esperar que deve sumir, se não terei de fazer cirurgia. Fiquei preocupada, não há algo que possa fazer? Ou tomar algum anti-inflamatório? Obrigada.

  17. Boa noite, doutora! Recentemente estava com uma dor no lado esquerdo do céu da boca, fui fazer-nos o auto exame e percebi que todo lado esquerdo está avermelhado, e quando eu passo a língua sinto um pequeno inchaço no fundo do lado esquerdo, o que você acha que poderia ser? Tem algo que possa fazer em casa mesmo?

    1. Thabata, não dá pra dizer ao certo só com base no seu relato. Pode ser um problema gengival, periodontal, dentário… depende. Não há o que fazer em casa, até porque não se sabe o que você tem. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  18. Bom dia, doutora!
    Primeiramente obrigado pelo site. Muito esclarecedor!
    Doutora, há mais ou menos 3 dias surgiu um nodulo dentro da minha boca, na regiao inferior da bochecha, quase que no canto da boca. Depois de 2 dias esse nodulo diminuiu, mas agora tem uma mancha bem definida com coloracao (roxa) azulada. Essa mancha tem formato de hematoma. O nodulo nao se ve, mas quando passo a lingua eu o sinto. Hoje pela manha percebi que dá pra se notar a cor levemente na pele por fora da boca. Estou muito assustada.

    1. Diane, como é algo muito recente, pode ser que desapareça “do nada”, assim como apareceu. Sua descrição não tem característica de nada específico, então aguarde mais alguns dias… se o nódulo continuar aí, procure um dentista pra avaliar.

  19. Olá Dra, boa tarde. Percebi que na parte interior da minha bochecha tem algo parecido com uma pinta, uma bolinha roxa, o que poderá ser?

    1. Breno, difícil dizer ao certo só com base na sua descrição… pode ser um nevo (o que é raro nesse local), uma hemangioma, uma mancha inespecífica ou simplesmente um local que você mordeu e ficou “magoado”. Se a “pinta” persistir, procure um dentista pra avaliar.

  20. Bom dia Dra, recentemente estava passando remedio para sarar a afta e ja saiu a afta, mas vi uma pequena elevação na parte superior do canino na gengiva parecendo uma bolha, com a parte interna meio branca e uma pontinha no meio parecendo um dente nascendo, nao doi, nao estou sentindo nada de algum efeito colateral, a estrutura e dura e lisa parecendo q e no osso, fui ao dentista, ele tirou uma radiografia da parte onde esta a elevação, notou que a raiz desse local estava um pouco escura, perguntei se era algum tumor, a dra. falou nao tinha aparencia de tumor nem nenhum sintoma na minha boca que venha ser tumor, ela pediu uma panoramica, ela falou algumas coisas que pode ser uma das coisas que lembro, foi torus osseo devido a minha formação dentaria, pois minha arcada dentaria e muito pequena, meus dentes de cima parecem com dentes de leite, sao muitos pequenos, tenho 31 anos, mas dra. o torus osseo pode dar tambem em cima na parte do canino? Fiquei muito preocupado dra. com cancer, a senhora pode me ajudar, queria mandar uma foto pra senhora, como faço? Estou meio paranoico dra., fico procurando na internet o que possa ser e vejo tanta coisa, um amigo dentista perguntou quando tinha aparecido eu falei que nao sabia, ele olhou e falou que eu ja devia ter isso ha um tempo, pois nao incomoda, mas ha 1 mes atras fui fazer uma limpeza dentaria, so que acho que o dentista nao notou, pelo que venho percebido tb ela nao esta crescendo e ate acho q ela deu uma murchada.

    1. Paulo, tórus pode aparecer em cima ou embaixo. Sua descrição me parece que combina com tórus, eu realmente acho que você não precisa se preocupar. Outra possibilidade é um abscesso, porque você fala que ali tinha uma afta (fistula?) e que essa elevação “murchou”…

      1. Muito obrigado dra. pela sua atenção, so mais uma coisa, como falei antes em cima do meu caso pedi outra opiniao a uma amiga dentista kkk estou meio paranoico, desculpe, o que que ela falou realmente e torus mesmo, ela falou que minha arcada dentaria toda parece que tenho, acho que foi isso que entendi, uma distorção ossea, pq no canino do outro lado ela percebeu as gengivas nao com o mesmo volume do outro, mas uma cor esbranquiçada, parecendo osso mas nao volumosa como do outro lado, nao entendi bem, acho que e como um aumento da minha arcada ou estrutura ossea da boca, é como se minha arcada dentaria dilatasse um pouco, e isso Dr? Ela falou tambem que nao necessariamente eu preciso tirar aquele volume que apareceu, o torus osseo como falei antes, que fica na gengiva, ela falou que quando eu sorrio nao aparece e nao preciso, geralmente quem precisa tirar sao pessoas que usam aparelho, dentadura, ae eu perguntei se pode aumentar mais do que ja ta, ela falou que talvez possa sim, ae sim preciso tirar, mas se mantiver desse tamanho que nao, mas ficar acompanhando sempre no dentista com consultas periodicas, o que a senhora me recomendaria dra., tiro ou nao? Outra coisa, como falei na pergunta de cima da radiografia pq a dra. falou “olha sua raiz esta um pouco escura, isso e divido transtorno osseo”, sei la dra., como a senhora falou antes para eu nao me preocupar que nao era cancer, desculpe, estou fazendo isso que a senhora falou, me ajudou muito para nao me preocupar, amanha faço uma tomografia 3d da arcada dentaria que a dra. que me atendeu pediu, esse tipo de procedimento DR e normal, pedir ao paciente esse tipo de exame? Fico com medo ainda kkk desculpe incomodar a senhora hoje, e pq vou fazer a tomografia, nao sei se e esse o nome certo ou é cone beam, amanha .

        Dra. a afta foi nos labios, so para corrigir, mas ja saiu, so uma duvida dra., a fistula, a estrutura dela tem que ser mole ou pode ser tambem dura quando toca nela? Só essa minha duvida.

        1. Paulo, creio que a dentista pediu a tomografia (é tomografia cone beam, sim) mais pra você ficar tranquilo a respeito. Hoje em dia esse exame é bem comum na Odontologia. Reitero que não vejo razão nenhuma pra você preocupar, parece ser tórus mesmo. E sendo, também não vejo motivo, pelo seu relato, pra removê-lo. Por enquanto, deixe-o onde está. Eu falo só sobre tórus aqui –> https://medodedentista.com.br/2012/08/o-que-e-torus.html

          1. Dra., Deus abençoe a senhora e o meu medico que me atendeu, era isso mesmo doutora, torus osseo mesmo, e tenho tambem uma displasia ossea, por isso um pouco da minha dilatação nos dentes, ele falou a mesma coisa da senhora, ate falei da senhora pra ele kkkk pq a senhora viu que eu estava preocupado, fiquei 4 dias sem dormir direito doutora, so vendo coisa pela internet, procurei todo tipo de cancer d boca doutora kkkk e a internet nao recomendo pra ninguem nao, e melhor consultar um medico mesmo, mas Deus foi mais forte, obrigado pela atenção da senhora, muitos podiam ser iguais a senhora de ter essa paciencia de atender todas essas perguntas, Deus abençoe a senhora e sua familia.

    1. Aliene, não dá pra sugerir nada apenas com base na sua descrição, “caroço” é algo bem vago. Se continuar da forma que está nos próximos dias, procure um dentista pra avaliar.

  21. Doutora, estou muito preocupada, tenho torus palatino e ha alguns meses comecei a perceber uma espécie de leve aspereza em volta dele, na verdade parece microporus. Nao doi nem coça. Agradeço a sua resposta.

    1. Nanda, procure um dentista pra avaliar. Pode ser só uma mudança da textura da mucosa, por causa de alguma coisa que você comeu, por exemplo.

  22. Bom noite, estou com manchas vermelhas no palato mole e as amígdalas estao avermelhadas, não sinto dor e nenhum incômodo… devo me preocupar com isso?
    Desde já agradeço!

    1. Fernanda, em princípio não. Fique de olho, se continuar assim nos próximos dias, sugiro a avaliação de um dentista ou otorrinolaringologista.

  23. Estou com um a ferida na bochecha que não cicatriza e incomoda muito, na outra bochecha estou com uma mancha vermelha mas está não dói. E abaixo do queixo na lateral do pescoço eu estou com dor. Pesquisei tanto sobre o assunto que me deixou com medo.

    1. Ludimilla, feridas que não cicatrizam merecem atenção. Procure um dentista pra avaliar, porque ficar pesquisando não resolve e vai levar você a supor um monte de coisas, ficando mais preocupada ainda.

  24. Bom dia… meu marido reclamou ontem que tem uma bolinha com a ponta amarela no ceu da boca, porem nao me deixou ver, hj esta reclamando de dor… oq pode ser… obg.

    1. Pode ser um abscesso por conta da necrose pulpar de algum dente, ou seja, na região de onde saiu essa bolinha, um ou mais dente tiveram a necrose do nervo do dente (o nervo “morreu”). Geralmente nesses casos é necessário tratar o canal do dente juntamente com uso de antibióticos. Peça pra ele procurar um dentista para que possam avaliar o caso e dar um diagnóstico preciso.

  25. Dra. boa tarde, o seguinte, há uns dois meses surgiram duas bolinhas uma de cada lado da bochecha, na parte superior, são moles, mesma cor das bochechas, são um pouquinho acima da mordida dos dentes superiores e ficam no mesmo ângulo uma da outra, o que pode ser ?

    1. Róbert, se são 2, simetricamente dispostas, provavelmente é apenas algum acidente anatômico. Nessa posição, podem ser a papila parotídea (abertura do ducto excretor da glândula parótida, por onde sai saliva). Na dúvida, procure um dentista pra avaliar.

  26. Drª algum tempo atras surgiu na ponta da minha língua, um pintinha vermelha como sangue, quando mordo sangra, agora a ponta da língua esta sensível com um ligeiro ardor, a pintinha não desaparece e, esta semana, apareceu na parte interna da bochecha na mordedura um caroço mole tamanho de um grão de feijão que amanhece grandinho e durante o dia desaparece, o caroço não doi e tem a cor arroxeada. Tenho 63 anos e uso próteses com grampos próximo a pintinha e o caroço, estou preocupada porque no passado fui fumante, já tem 20 anos q deixei o cigarro e tambem pq minha mãe morreu com câncer no esôfago no ano passado, o famoso histórico de câncer na familia, aguardo ansiosa resposta, muito obrigada.

    1. Nely, realmente a prótese pode ter a ver com essas lesões. Em princípio são lesões locais e com causa no trauma, mas é essencial que você procure um dentista pra avaliar e ajustar ou trocar a prótese (caso seja detectado que a causa dessas lesões é a prótese, mesmo).

  27. Estou com uma minuscula protuberância na região do palato duro (quase imperceptível se não pelo toque) na parte frontal esquerda. Não aparenta ter manchas. Quando surgiu doía um pouco ao pressionar com a língua ou dedos, mas agora não dói mais. Ela é dura, mas não chega a ser sólida. Surgiu há, aproximadamente, uma semana. Tenho 20 anos, não fumo e nem bebo. Quais as possibilidades? Câncer é uma ideia remota?

    Observei melhor e constatei que “parte frontal” foi um erro de visualização meu. Lado esquerdo é uma descrição mais precisa. Outro fato é que a protuberância não aparenta ter aumentado ao longo desse pouco tempo e que, durante o dia, ela aparenta estar menor e/ou menos enrijecida.

    1. Vinicius, câncer é uma ideia remotíssima. Seu relato me faz pensar em abscesso, tórus ou algum tipo de lesão bucal benigna. Procure um dentista pra avaliar.

      1. Obrigado pela resposta! Procurei um dentista no dia seguinte ao da mensagem e ele também não acha que seja algo preocupante. A protuberância parece ter diminuído e não está mais enrijecida. Farei uma nova consulta (como ele aconselhou) caso persista.

  28. Doutora, há alguns meses apareceu uma ferida atrás do meu último dente na parte inferior, umas bolinhas pretas apareceram na parte interna da bochecha e sempre aparece aftas ou bolinhas dolorosas que se curam e depois voltam. Tenho medo de ir ao dentista e ele me falar o diagnóstico de câncer.

  29. Boa noite, dra. Há algumas semanas estou com sensação de corpo estranho na base da língua, no início achei que fosse alguma semente ou casca de alimento. Porém há 10 dias estou percebendo que minhas amígdalas estão com muitas criptas e juntando caseum, e junto com isso apareceram duas “bolinhas” no palato mole, sem alteração de cor, e não doem. Percebi que essas bolinhas que estão encostando na língua e dando sensação de corpo estranho, fiquei preocupada pq nunca tive isso, nem amigdalite nunca tive. Devo me preocupar?

    1. Em princípio não, Ana. Os sintomas que você descreve podem nem estar interligados, talvez um incômodo passageiro sem motivo definido. Fique de olho… se continuar essa sensação, procure um otorrinolaringologista pra avaliar.

  30. Olá doutora. Primeiramente gostaria de parabenizá-la pelo texto bastante esclarecedor.
    No meu caso, há + – 2 meses apareceu uma pequena protuberância avermelhada na parte frontal da minha lingua que não apresenta dor. Fui ao dentista mostrar e ele falou que não é algo preocupante (mesmo eu achando estranho ela estar lá por 2 meses e ainda não ter sumido) e que voltasse para o consultório caso essa protuberância mudasse de aspecto (ficasse branca, ou maior, tipo uma úlcera). Hoje percebi que aparaceu um ponto preto na parte interna da bochecha. Devo me preocupar? Isso seria um sinal para voltar ao dentista?

    1. Arthur, não acho que seja necessário. Fique de olho na protuberância e no ponto… mudando o aspecto, procure seu dentista pra reavaliar.

  31. Oi, tenho uma duvida enorme…
    Nasceu ha algum tempo atrás (mais ou menos quase um mês) uma bolinha branca embaixo da minha língua, bem na pontinha, pelo incomodo e achando que ia passar rápido, estourei algumas vezes, ela não dói nem nada mas me da um grande desconforto, em alguns dias ela está maior e outros está minúscula. Queria saber se isso pode ser um câncer ou uma afta de língua??
    Obrigada!!

  32. Doutora Ana Tokus, meu namorado foi ao dentista e ele observou uma pequena bolinha preta na bochecha dele. Pediu para voltar em 15 dias para ver se desapareceu. Ele chorou ao sair do consultório, com medo. O que pode ser? Ele já falou que, se for algo ruim, vai suicidar. Ele tem um revólver e balas.

    1. Marília, diga a ele pra ter calma! Perceba que nem o dentista ficou preocupado… então, por que ele deveria ficar? A grande maioria das lesões em boca não é câncer… câncer é uma exceção, felizmente. E pode ser tanta coisa… uma mancha melânica, um nevo, um local que ele mordeu e ficou uma pequena manchinha de sangue por dentro da mucosa. Diga pra ele guardar esse revólver, pelo amor de Deus. A chance de ser algo ruim é muito muito muito pequena (e mesmo que fosse, quando detectado em fase inicial, é tratável e curável).

  33. Olá Dra. Ana, bom, eu sou homem e tenho 16 anos e desde meus 8 anos tenho aftas, e quando duas delas somem aparece o dobro, as vezes eu chego a ter 5 aftas na boca e isso tem me prejudicado até para dormir e me alimentar. Eu uso aparelho dentário ha 1 ano e meio e isso ajuda elas a surgirem e aumentarem de tamanho. Bom, gostaria de saber se isso pode ser uma doença, alimentação ou feridas causadas pelo aparelho. Obrigado.

  34. Doutora, uma semana atrás queimei a boca comendo um empada. Foi uma queimadura feia. Fez uma ferida no céu da minha boca. Estou passando uma pomada de triancinolona acetonida. Esta melhorando, percebi que está cicatrizando das bordas pro centro. Mas apareceu uma bolinha bem no meio da queimadura. E dói quando qq coisa encosta nela, até a própria língua… O que pode ser? Devo procurar um dentista?

    1. Angelina, é sempre bom avaliar com um dentista num caso assim. Mas considerando o ocorrido, não é de se estranhar que haja dor. Isso deve se resolver de forma espontânea com o passar dos dias. A triancinolona ajuda bastante.

  35. Boa noite Doutora Ana,

    Há três dias notei o aparecimento de uma bolinha com uma protuberância vermelha pontiaguda em seu centro do lado direito da boca, bem no local de sutura da cirurgia realizada para extrair meu siso há mais ou menos um ano. Creio que não haja relação com o siso, no entanto me preocupo pois a bolinha já cresceu rápido durante esses três dias e dói quando é pressionada. Poderia me dizer do que se trata? Existe algum risco de ser um indício de câncer bucal?
    Aqui estão duas fotos para ilustrar melhor meu caso:
    https://www.dropbox.com/sc/8dvslhxsltbl2ai/AABMPqNpQbPH8qXTt5H7R9jaa

    Agradeço desde já!

        1. De qualquer forma, pode ser a saída de uma fístula… o que revelaria um abscesso (uma coleção de pus dentro da gengiva). Procure seu dentista pra avaliar.

  36. Ola, meu nome e Lhara, minha vo apareceu com um caroço na ponta da lingua, depois de um tempo ele começou a sangrar muito, o que deve ser ?

    1. Lhara, não dá pra saber só com base no seu relato… é preciso avaliar. Diga pra sua vó procurar um dentista pra avaliar o mais rápido possível.

      1. Oi dra. Ana, ha mais ou menos um mês surgiu uma bolinha de cada lado na bochecha inferior, quando apalpo tem a massa mole, tenho sensibilidade nesta região porem não dói, tem a cor normal da bochecha, o que pode ser ?

        Corrigindo: na parte interior da bochecha um pouco acima da mordida, as duas estão no mesmo ângulo, pode ser algo grave? Fui ao dentista e ele me disse que são calos de mordida, mas estou com dúvidas, quando passo a lingua ela se movimenta.

        1. Juliane, se o dentista avaliou e não viu problema, ótimo. Certamente não é nada relevante. Fique de olho, se o aspecto mudar, procure novamente seu dentista pra reavaliar.

          1. Oi, eu tenho uma carocinho pequeno na bochecha que nao doi, e ha um tempo parece que tem algo entre o meu dente, como se tivesse empurrando ele, nao sei dizer direito. Pode ser alguma coisa? Ja tentei usar fio dental, mas n sai nada. O q sera? Tenho 14 anos.

          2. Lucas, certamente há algum motivo pra esse incômodo: uma cárie entre os dentes, problema de canal, tártaro… depende. Procure um dentista pra avaliar.

  37. Olá! Apareceu uma bolha de sangue na minha bochecha. Só senti quando encostei a língua. Acho que ela estourou porque agora diminuiu de tamanho. Não sinto dor nenhuma. Estou tomando ciprofloxacino e naproxeno devido a uma celulite bacteriana no meu dedo indicador há quase duas semanas. O aparecimento desta bolha de sangue pode ser algo relacionado a medicação ou a infecção? É algo grave? Devo me preocupar?

    1. Aline, em princípio não há relação entre uma coisa e outra. Talvez você só tenha mordido a bochecha, por exemplo (mesmo que não se lembre disso). Se a “bolha” continuar aí por mais alguns dias, procure um dentista pra avaliar.

  38. Bom dia doutor, ha tres dias venho tendo incomodo na bochecha atras do siso, lado esquerdo, mancha branca, nao sei se é algum tipo de lesao, pois alguns dias estava comendo biscoitos e começou doer, quando abro a boca muito sinto dor e as vezes doi a bochecha, o que poderia ser? Obrigado.

  39. Tenho uma bolinha no céu da boca, entre os dois dentes da frente, 5 anos ou mais, tem tempos que ela fica um pouquinho inchada, inevitavelmente eu começo a passar a língua, o que parece que deixa ela mais sensível, de repente ela some e eu esqueço dela, só lembro quando ela volta, tento nao passar a língua pra que ela não fique inchada. Ela nunca passa de uma semana para que eu pudesse procurar um médico ou coisa assim, não dói, só incomoda, pois fico passando a lingua nela mesmo sem querer.

    1. Nice, pode ser uma gengivite recorrente local, pode ser que o seu freio labial seja “grande” ou, até, consequência de alguma coisa mais ácida ou picante que você tenha comido, por exemplo. Não vejo motivo pra preocupação, mas se der pra procurar um dentista em tempo da próxima vez que isso acontecer, você tira a “cisma”.

  40. MEU GAROTINHO TEM 5 ANOS E MEIO, TEM CAROÇOS NO PESCOÇO HA UNS 3 ANOS, O MEDICO DIZ QUE E DEFESA, COMO ASSIM DO LADO DIREITO TEM UM QUE ESTA COM 3 CM, ELE DIZ QUE DOI AO APERTAR, ELE NAO TEM FEBRE, QUE EXAME POSSO FAZER, TEM EXAME DE SANGUE PARA SABER SE TEM PERIGO? OBG.

    1. Abilene, pelo que entendi o médico diz que esses “caroços” são linfonodos infartados, o que popularmente são chamados de “ínguas”. Se for isso, não é um problema em si, mas é sinal de que o organismo do seu filho deve estar se defendendo de alguma coisa (infecção, por exemplo). Um hemograma, se ainda não foi feito, pode trazer alguma informação relevante nesse sentido e apontar alguma infecção.

    1. Os links não abrem, Wesley. Mas se as manchas estão aí por mais de 20 dias, sugiro que você procure um dentista pra avaliar.

  41. Olá doutora, há alguns dias surgiram manchas vermelhas na bochecha, um caroço com ponta branca e o céu da boca ficou muito fundo, com um branco e meio amarelado, além de uma linha branca cruzando todo o céu…

    1. Procure um dentista pra avaliar, Rebeca… não dá pra afirmar nada sem examinar você. Mas não me parece câncer, talvez algum tipo de infecção.

  42. Olá doutora, recentemente apareceu uma mancha avermelhada e aspera do lado interno de minha bochecha, também tem um pequeno caroço vermelho, poderia ser reação a algum alimento que comi?

      1. Ola, recentemente apareceu me uma bolinha branca na bochecha, no fim dos dentes, e esta me a sair um poço de gengibre no último dente.

        1. Não entendi o que seria “um poço de gengibre”, Catarina. Um “pouco de gengiva”, talvez? Me explique melhor, por favor.

  43. Olá Doutora, início dessa semana senti uma bola dura crescendo na parte da carúncula sublingual, faz 3 dias que notei e crescendo rapidamente, não dói mas ela incomoda, pois nunca tive algo parecido nessa região. Será que poderia ser alguma coisa de defesa do organismo, ou ta mais para tumor?

    1. Camila, tá mais pra um cálculo em glândula salivar (sialolito), considerando a região. Ou uma rânula, que é uma “bolha” de saliva que se forma pela ruptura de um ducto salivar, por exemplo. Nos dois casos, nada a ver com tumor. Procure um dentista pra avaliar.

  44. Doutora, ha alguns dias a pele do interior da boca apresenta uma certa aspereza, a língua apresenta na superfície diferença de cor (esbranquiçada). O que seria, desde já, agradeço.

  45. Olá doutora, extrai um siso do lado direito faz 2 meses, estava com início de infecção, que foi controlada com antibioticos antes da extração, nesse tempo, notei o aparecimento de uma bolinha, próximo ao siso. O dentista informou que ela sumiria, mas ainda estou com ela, só dói quando pressionada, não aumentou, nem diminuiu. Estou preocupada.

    1. Karolyne, pela sua descrição parece ser uma fístula. Se não houver mais secreção, ela some, sim. O que pode acontecer é ficar uma pequena cicatriz, aí ela não sumiria nunca, mas não ofereceria qualquer risco.

  46. Doutora, ha uns dias venho percebendo que surgiram umas bolinhas minusculas meio brancas na parte interior das bochechas. Elas não doem, não coçam e só dá pra notar elas quando eu pressiono a parte interior da bochecha. Elas ficam só na parte da bochecha que faz contato com os dentes, no resto não aparece nada. Será que com essas descrições da pra saber o que possivelmente pode ser?

    1. Felipe, dizer ao certo não dá. Mas se é na linha da mordida, deve ser alguma lesão por mordiscamento. Sendo assim, deve se resolver até de forma espontânea.

  47. Bom dia Dra. Ana. Minha filha de 10 anos está com um carocinho de cor esbranquiçada na parte interna da bochecha, ela falou que dói as vezes. É bem pequeno, tipo uma manchinha, ela coloca o dedo e diz que tem um carocinho. Ah está um pouco avermelhado ao lado. O que pode ser? Ficamos assustados aqui em casa.

    1. Darlan, difícil dizer ao certo… pode ser só um trauma local, mesmo, por causa de uma mordida, por exemplo. Se continuar assim nos próximos dias, leve-a num dentista pra avaliar.

  48. Boa noite doutora, estou com uma mancha vermelha perto do dente no ceu da boca, e la no meu siso q ha uma semana atras inflamou e saiu umas feridas na boca, la no siso tem uma pelinha se formando, branca, e fica estranho ate de falar, e ja faz 15 dias e a mancha e essa bolinha n saiu, sera q pode ser cancer? Eu emagreci 5 kilos e todo dia eu ganho um kilo e pela manha perco esse kilo.

  49. boa tarde, doutora. Estou um pouco preocupado, apareceu uma bolha de pus no ceu da boca, isso já tem mais ou menos um mês, se apertar em volta gera um desconforto. Lembro que ela sumiu uma vez, agora retornou e esta demorando a sarar, o que pode ser? Essa bolha tem alguma relação com um dente quebrado porque eu não fui ao dentista pra avaliar e a bolha esta bem próxima a ele. DESDE JA AGRADEÇO.

    1. Paulo, é um abscesso. A sua gengiva enche de pus recorrentemente. Pode até melhorar de tempos em tempo, mas deve acontecer novamente se você não tratar. Procure um dentista pra avaliar.

  50. Doutora, fui diagnosticada com sialolitíase e estou aguardando a cirurgia para remoção do cálculo. Mas surgiu há uns 3 dias uma espécie de bolha dura, como se fosse uma cartilagem meio transparente e está doendo, embaixo da língua, e no mesmo lado que se encontra o problema submandibular. Essa alteração pode ser por causa disso, ou não ?

  51. Bom dia, hoje quando acordei fui tomar água e senti que havia alguma coisa errada no meu lábio inferior, fui até o espelho e me deparei com uma uma bolinha preta (tipo sangue pisado). O que pode ser? Devo me preocupar? Em quanto tempo ela deve sumir sozinha? Devo procurar um especialista? Obrigado!

    1. Diogo, provavelmente você mordeu o lábio dormindo. Se for isso, não é nada de mais e vai desaparecer em alguns dias. Se não sumir, procure um dentista pra avaliar.

  52. Bom Dia Doutora, hoje ao acordar fui escovar os dentes e, olhando pelo espelho, notei a presença de 3 pontos pretos distribuídos pela bochecha interna do lado esquerdo, fiquei preocupado, o quê pode ser? Desde já agradeço.

    1. Claudio, em princípio, nenhuma tipo de lesão em específico. Devem ser apenas pequenos machucados locais, por mordiscamento. De qualquer forma, fique de olho… se os 3 pontos não desaparecerem nos próximos dias, procure um dentista pra avaliar. Mas não vejo razão pra preocupação imediata.

  53. Doutora, ha um tempo vem aparecendo pelinhas na parte interna da bochecha e lábios. Eu fico agoniado e tiro mordendo essas pelinhas, quando eu tiro com o dente arde um pouco, se eu n tirar, fica o excesso na boca. O que pode ser ?

    1. Luiz, parecem lesões pediculadas, mas não dá pra afirmar o que são só com base na sua descrição. Pare de tirá-las e procure um dentista pra avaliar.

  54. Olá doutora!
    Há 1 semana constatei um abscesso no dente próximo ao siso e comecei a tomar ácido mefenâmico por recomendação de uma farmacêutica.
    O inchaço está sumindo e a dor já passou, só tenho um leve incomodo. No entanto, há uns dois dias atrás uma bolha com pus (que mais parece uma espinha infeccionada) apareceu no fundo do céu da minha boca, próximo à uvúla. Ela não dói, mas quando minha língua encosta nela ou eu coloco o dedo pra sentir, sinto um incomodo chato na região. Duas perguntas: o abscesso pode sarar só com o remédio? E essa bolha com pus é algum sinal de câncer?

    1. Ronald, o abscesso só se resolve com a remoção da causa dele… se não, ele acaba voltando. A causa pode ser o canal de um dente ou a própria gengiva, por exemplo. Portanto é preciso procurar um dentista pra avaliar e tratar de acordo. Sua descrição é de um problema ligado à inflamação / infecção, não tem nada a ver com câncer.

  55. Boa noite Dra. Pretendia saber, caso possível, se me consegue dizer o que é uma bolinha com sangue junto ao freio da lingua em baixo… Será algo grave? Dei conta da existência dela hoje e não me parece causar dor ou transtorno. Não sei se foi ao comer alguma coisa ou reacção a alguma coisa. Junto foto através de partilha dropbox.

    Dropbox: https://www.dropbox.com/s/l38x7eibfkwgx7h/Bolinha.jpg?dl=0

    Uma foto um pouco melhor: https://www.dropbox.com/s/7b4h0o37q2uu2lj/2016-06-13%2009.47.29.jpg?dl=0

    Obrigado

    1. Marco, parece uma lesão local, mesmo. Você machucou de alguma forma… ao comer, ao escovar… difícil dizer ai certo. Mas não tem aspecto de nada sério. Se continuar assim nos próximos dias, procure um dentista pra avaliar.

    2. Olá, boa noite. Tenho uma dúvida que ha algum tempo vem me incomodando.
      Há dois anos eu me acidentei com o telefone, bati o fone acidentalmente (estava escuro e fui atende-lo) na minha boca. A batida foi tão forte que cortou um pedaço do meu lábio inferior, e sangrou por algumas horas, sem conseguir estancar. Não procurei o médico, apenas fui cuidando com uma pomada para ferimentos e mesmo após dois anos desse episódio ainda tenho uma mancha escura, pequena, no local do ferimento no lábio. Fiquei com a mancha e ela nunca desaparece. Estou ficando aflita com a possibilidade de ser algo ruim. O que pode ser? Os lábios são lugares que nunca cicatrizam, ou ficam com manchas pra sempre?
      Fico muito grata pela possibilidade de uma ajuda. Obrigada!!!!

      1. Parece uma cicatriz, Helena. Pode haver alguma forma de amenizar isso, sim. Sugiro a avaliação de um dermatologista.

  56. Olá, Dra. Já faz algum tempo (uns 4 meses ou mais) que notei uns dois carocinhos na parte interna do meu lábio inferior. Não dá pra ver, sei que tem por que sinto quando coloco a língua. Desde que percebi, não senti aumento. No meu lábio inferior e superior, mas principalmente no inferior, tem uns negócios (não sei bem o que são) como se fossem carne que se coloco a língua, se movimenta. Não doi. Fui na dentista, ela nem colocou a mão. Só fez olhar e disse que eu não me preocupasse pois eu não tinha nada. Mas sei que tenho, pois sinto quando coloco a língua e estou com medo de que seja câncer. Ela falou que pode ser, caso realmente tenha, pois ela disse que não tem, mas sei que tem pois sinto com a língua, glândulas salivares. Mas tenho quase certeza de que não são glândulas salivares. Há muitas chances de ser câncer? Além do câncer, o que pode ser? Pode ser algo benigno? E se for, tenho muitas chances de cura? O que devo fazer? Muito obrigado mesmo e por favor me responda, estão com medo.

    1. Alves, temos inúmeras pequenas glândulas salivares espalhadas na mucosa bucal. Se a dentista avaliou e não viu problema, deve ser só isso. E mesmo que não seja, nada na sua descrição me faz pensar em câncer. A grande maioria das lesões em boca é benigna, felizmente câncer é uma exceção. Se for pra você ficar mais tranquilo, procure um dentista especialista em Estomatologia (Diagnóstico Bucal) pra avaliar. Mas procure ficar tranquilo.

  57. Oi Dra. Ana !
    Uma semana atrás eu comecei a sentir umas dores um pouco acima do 2° molar do lado direito e esquerdo (deu dos dois lados e na mesma posiçao). Passando a lingua eu não sinto aquela camada grossa que protege e sinto apenas um buraco com uma carne. Arde pra tudo como comer, escovar os dentes, beber agua e etc. Procurei na Internet o que poderia ser mas nao achei nada igual nem nos comentarios desse site. A Senhora poderia me ajudar?!
    Desde já agradeço !

    1. Adolfo, pode ser uma fístula (uma abertura por onde se libera pus), mas realmente não dá pra afirmar isso só com base na sua descrição. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  58. Bom dia Doutora, no final de semana, sábado dia 04, senti um caroço na parte de baixo da língua, na segunda fui ao clinico geral e a mesma me pediu um ultrassom e que eu fosse em um especialista otorrinolaringologista. Tambem solicitou que se demorasse muito a consulta voltasse nela com resultado do ultrassom. Queria saber se isto e preocupante. Ps: sou fumante.

    Att: Cida

    1. Aparecida, qualquer alteração merece preocupação. Mas isso não quer dizer que o problema seja grave, só que há um problema que merece atenção. Vamos ver o que o ultrassom vai mostrar. Faça como a médica sugeriu.

  59. Olá Dra. Ana
    Recentemente fui ao meu dentista para fazer o molde de uma plaquinha para dormir, aquela rígida, saí do consultório e fui fazer uma panorâmica num laboratório do lado. Ao chegar em casa, após o almoço, notei uma bolinha dura e esbranquiçada no céu da boca, se a aperto dói (estou com ela há quatro dias e não parece ter reduzido)… Agora vamos aos fatos… O consultório do meu dentista não é super asséptico, já notei nas últimas vezes que fui que às vezes ele não usa luva, alguns equipamentos estão enferrujados, a limpeza não é muito boa e ele não coloca proteção naquela luz que vcs usam na cadeira… ou seja, ele manipula aquilo com mão suja de sangue com diversos pacientes (sim, eu sei, preciso denunciar pro plano de saúde e fugir desse cara). Já no exame da panorâmica, a menina só colocou um plástico filme ao redor da peça onde eu teria que “morder” pra fazer o exame, não era algo descartável.
    Vc acha que eu posso ter contraído algo e tenha aparecido tão rápido assim? Meu dentista é bem bruto, essa bolinha pode ser uma lesão? Vc acha q devo fazer algum exame para eliminar possíveis doenças que eu possa ter contraído nesses ambientes?
    Obrigada!

    1. Denise, sim, é possível ocorrer infecção cruzada num ambiente assim. Quanto ao plástico filme, é assim mesmo, aquela ponteira não é descartável, mas o plástico é, e já resolve essa questão. Difícil dizer o que é essa “bolinha”… mas, em princípio, não acho que seja algo que você tenha contraído. Primeiramente é preciso avaliar e ver se há alguma causa local pra isso, que é o mais provável.

  60. Bom dia, doutora. Nem sei se esse post ainda está aberto, mas vamos lá…

    Há umas três semanas atrás, eu fui fazer a limpeza como de costume de um levante que foi colocado pela ortodontista há algum tempo atrás (mais de um ano). Antes, já havia notado que por mais que limpasse, fizesse toda a saúde bucal, etc, minha saliva tinha um cheiro ruim (não forte, mas ruim). Quando eu fui fazer a limpeza por cima do levante, com o fio dental, senti que houve um corte, o que não era de todo incomum, uma vez que é meio ruim limpar essa área. Isso foi em uma semana. Na semana posterior senti que ainda continuava a sangrar, apesar de ser pouco (sentia gosto de sangue na boca, mas quando eu cuspia não havia traços de sangue). Eu estava a usar o periogard, como a dentista recomendou em casos de inflamação, mas nada mudou. Nessa mesma semana fui fazer a manutenção mensal do aparelho, e pedi a dentista que retirasse o levante para que pudesse ver o que havia, e ao retirar a dentista disse q estava inflamado, apesar de que a higiene estava boa (ela mesma que disse). Quando ela usou esse esguicho que vocês usam para lavar, começou a sangrar de um modo absurdo, de um jeito que eu passei de dez a quinze minutos cuspindo muito sangue o tempo todo, até que ela me deu um bochecho que fez o sangramento parar e disse que não havia condições, nem de por o aparelho comum, muito menos de por o levante. Recomendou o bochecho com periogard (que eu já estava fazendo) e me dispensou para ir para casa. Isso foi há mais de uma semana.

    Nos ultimos dias, principalmente quando acordo, sempre estou com um gosto muito forte na boca, e quando me levanto que vou ao banheiro cuspir, a saliva sai espessa e amarelada (não sai como se tivesse sangue, mas amarelada mesmo). Notei, no começo da semana, ao olhar no espelho (pq isso não dói, mas o gosto ruim incomoda bastante) que há uma elevação no céu da boca, perto dos dentes da frente, de cor roxa, que quando eu toco com a lingua sinto de modo diferente do restante da boca (a sensação que tenho ao tocá-la com a língua é totalmente distinta da do restante do palato). Pensei que pudesse ser uma infecção ou algo do tipo (pq beijei uma garota há uns 15 dias, e pensei que pudesse ser uma dst, infecção por HIV, sei lá, quando eu sentia que tava sangrando, mas sem traços de sangue ao cuspir – e ela disse q fez exames há um tempo e que não deram nada, e que não esteve em relação de risco recentemente, além de apresentar ótima saúde). No entanto, não apresentei febre nesse período, nem nenhum outro sintoma qualquer (às vezes sinto dores musculares na cabeça e pescoço, além das pernas, mas acredito que seja pelo meu trabalho, pois passo muito tempo sentado). Marquei uma consulta no clínico geral semana que vem, e por curiosidade resolvi por esses sintomas na pesquisa (sei que google tá longe de ser “pesquisa”, mas como eu disse, foi mais por curiosidade) e o resultado que sempre aparece é câncer de boca. Pensei na possibilidade, mas como não tenho histórico na família, achei pouco provável. Mas e a senhora, o que acha, com base no que foi descrito? Poderia ser infecção por alguma DST, HIV, câncer, ou qualquer outra coisa? Poderia eu ter causado isso por sucessivos traumas no palato?

    Fico grato pela atenção, e espero que esse post ainda esteja ativo para eu ter vossa resposta.

    1. Julio, não me parece haver qualquer relação com câncer, e sim com algo inflamatório ou infecção. Câncer de boca geralmente não incomoda, não dói… pode começar como uma úlcera, por exemplo. Mas realmente acho que não é o caso. A remoção do levante deve ajudar a resolver a inflamação gengival.

      1. Desculpe doutora, não me expressei bem. O “incômodo” que mencionei é em relação ao gosto estranho na boca. A massa no céu da boca que mencionei na verdade não incomoda no sentido de causar dor ou desconforto (o único incomodo dela é “psicológico” por assim dizer, uma vez que sei q ela está lá). Quanto à infecção, poderia eu ter contraído HIV numa situação assim?

        Grato pela resposta!

  61. Olá, Doutora!
    Eu estou com uma manchinha avermelhada na gengiva abaixo de um dente, e já tem bastante tempo. É como se fosse sangue preso, não dói e nem sangra. Tem uma breve noção do que poderia ser ? Desde já, agradeço!

    1. Olá Dra, no dia 15 de maio sofri um trauma na bochecha superior, no qual precisei de 5 pontos para que pudesse cicatrizar. Passou o inchaço proprio do trauma, porem junto com o processo de cicatrizaçao surgiu pequenas manchinhas brancas, proximo aos pontos. Devo me preocupar com essas manchas ou faz parte do processo de cicatrizacao? Muito obrigada.

  62. Boa tarde doutora, hoje cedo coloquei a mão na bochecha e percebi um caroço de mais ou menos 1 cm, e ele se mexe quando coloco o dedo nele, olhei do lado de dentro da bochecha e esta normal, mas se eu colocar a lingua da pra sentir, sera que é cancer, doutora?

  63. Olá Dra. Ana.
    Tenho uma duvida, pesquisei na internet e não achei algo que pudesse me ajudar, embaixo da língua tenho uma bolinha branca dura, mas se aperto ela vai pro lado, ela não dói e não incomoda, mas sabes me dizer o que pode ser isso e do que venho?

    1. Luana, só com base no seu relato é difícil dizer… um sialolito (uma “pedra” no ducto de uma glândula salivar), por exemplo. Procure um dentista pra avaliar.

      1. Olá doutora, eu tenho 15 anos e no céu da minha boca apareceu uma bolinha branca, não sei o que é, e estou bastante preocupado, o que pode ser ?

        1. Fabricio, também não sei… apenas com base no seu relato não dá pra dizer o que é. Procure um dentista pra avaliar.

  64. Dra. Há mais de um ano apareceu no freio de minha língua uma pequena bolha semelhante a um calo e transparente. Eu a removi com um liquido que queima aftas que comprei na farmácia. Agora ela voltou novamente. Trata-se de uma lesão cancerígena? Lhe envio por e-mail as fotos e peço sua ajuda em obter informações…

    Clayton de Medeiros

    1. Clayton, vi as fotos. Não há nada de anormal, essa é a carúncula sublingual, existe uma de cada lado do freio da língua, e por ali sai a saliva da glândula sublingual.

  65. Dra. Ana, boa tarde!
    Estou muito preocupada!! Estou em tratamento de um dente, que era canal, mas eu não voltei, o dente quebrou e agora é só extração mesmo! =(
    Apareceu um bolha bem ao lado do dente que vou extrair. O meu dentista só cutucou um pouco para ver se o dente ainda estava vivo, me passou antibiotico por 7 dias e pra depois marcar pra extrair, pois ele vai viajar.
    O problema é que nesse tempo notei que estou com uma mancha preta, dentro da boca.

    Estou muito preocupada.
    Mandei uma foto para o email que a senhora colocou. Sei que é dificil falar assim, mas talvez com a foto ajude.

  66. Olá, Doutora.

    Eu sou meio desesperada com essas coisas de dentista. Já tive que fazer canal, mas tenho um abscesso (na gengiva mesmo) que vai e volta, mas nesse dente não tem canal. Já agendei consulta para ver se precisarei abrir o dente, pois da última vez ela só trocou a obturação sem fazer radiografia. Só que de uns dias para cá, notei duas pintinhas vermelhas bem no meio da bochecha, não sinto nada quando passo a língua e, se sinto, é bem sutil, quase imperceptível. Elas são recentes, mas estou muito preocupada, fico lendo tudo e achando o pior. Elas não dóem ou ardem. O que pode ser?

    Muito obrigada e parabéns pelo site!

    1. Natália, difícil dizer só pela sua descrição. Pode ser “nada”, inclusive. Quando ao dente sem canal com abscesso, se a origem da infecção é mesmo ele, é caso pra tratamento de canal, sim.

  67. Tenho uma bolha de sangue na parte inferior dos labios por dentro, as vezes ela enche de sangue e as vezes fica vazia, nunca procurei um especialista, mas incomoda quando incha, da pra ver por fora o roxo de sangue… Pode ser cancer?

  68. Boa tarde, Dra.

    Tenho embaixo da língua (no freio) um inchaço com uma “afta” que não dói.

    O quê poderia ser?

    1. José, difícil dizer apenas com base na sua descrição. Pode ser uma afta mesmo, uma lesão por trauma… depende. Se permanecer dessa forma nos próximos dias, procure um dentista pra avaliar.

      1. Dra, eu fui em uma festa na qual eu chupei bastante pirulitos, e fiz uma ferida interna em cada lado da bochecha, pq mordi o palito e deixei o pirulito parado em ambos os lados. Mas 4 dias depois um lado sarou e o outro ficou com uma ferida muito estranha, fofa, branca, e no centro um pouco escura, eu estou passando um remédio próprio para aftas e ferimentos bucais, e marquei um dentista pra daqui 2 dias, mas tenho medo de estar com cancer bucal, eu fumei alguns cigarros antes de perceber que tinha se agravado, logo que percebi venho fazendo a higiene e aplicando o remedio. Tenho um dente muito com carie desse mesmo lado da bochecha, eu ja perdi metade dele ele foi tipo comido, e ficou uma pontinha meio afiada que pode ter machucado ainda mais o ferimento, esse dente agora esta saindo sangue. Enfim, é a primeira vez que vou a um dentista, daqui a dois dias. Eu estou com muita vergonha!

        1. Juliana, pelo seu relato a lesão está diretamente ligada a um trauma local… não tem nada a ver com câncer. O dentista vai orientar você, mas certamente é algo passageiro.

  69. Olá Dra. Muito obrigado pelo Blog esclarecedor!

    Então… Estou com uma irritação na gengiva superior que notei há uns 5 dias. Eram umas feridinhas com alguns inchaços. Após isto, nasceu uma afta bem acima desta irritação. Comecei a enxaguar a boca com Malvona. Hoje de manhã, não conformado com a dor da afta, embebi um algodão na Malvona e lasquei em cima da mesma. Ardeu pra caramba e irritou mais a gengiva, mas abaixo deixando a pele esbranquiçada, e até soltou um pedaço da pele quando passei a linha sangrando um pouquinho de nada. O que pode ser, Dra? Te mandei a foto no email [email protected]

    Muito obrigadoooo!!

  70. Dra. faz quase um mes que estou com o ceu da minha boca, bem perto da garganta, coçando demais q chega ate sangrar, principalmente de madrugada acordo com a coçeira horrivel, O QUE PODE SER?

    1. Yasmin, não dá pra sugerir algo apenas com base na sua descrição. Procure um otorrinolaringologista pra avaliar.

  71. Olá Doutora, ha 1 semana sai com uma pessoa e tive uma relaçao de risco, 1 dia apos essa relaçao amanheci com uma mancha escura arredondada no meu labio superior, desde entao essa mancha ja fez casca 2 vezes como em machucados simples pelo corpo q criam aquela casquinha branca e depois sai, só q a mancha continua la, ela nao dói, nao coça e nao arde, mas estou preocupado, tem ideia do q pode ser? Teria como te mandar uma foto? Aguardo sua resposta, obrigado.

  72. Oi!
    Faz um tempo que vem aparecendo bolinhas brancas embaixo da minha língua… Elas só aparecem embaixo e em nenhum outro lugar da boca! São pequenas e saem do nada durante o dia, e depois de horas somem… Não doem se não apertar, mas incomodam. Variam de 0,5 até 1,5 mm por aí… O que pode ser?
    Obrigada!

    1. Difícil dizer só com base na sua descrição, Leticia. Procure um dentista pra avaliar clinicamente, e procure marcar a consulta num horário do dia em que essas “bolinhas” costumam estar mais salientes.

  73. Oi Dra. Ana. Como faço pra te enviar uma foto da minha lingua? No inicio da lateral direita tem uma elevação seguida de uma coisa que parece bolha de agua… começou primeiro a elevação e depois apareceu bem ao lado essa outra elevação. Faz um mes mais ou menos… e agora ela esta ficando dolorida… parece uma dor leve misturada com ardencia. Esta me preocupando.

  74. DRA. DETECTEI ATRAVÉS DE AUTO EXAME E CONFIRMEI ATRAVÉS DE IMAGEM UM SIALOLITO, GOSTARIA DE SABER SE TEM A POSSIBILIDADE DELE VIRAR UM CANCER?

    1. Não, Amalia. O sialolito é uma “pedra” no ducto de uma glândula salivar. Ele não vira câncer, mas precisa ser removido. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  75. Doutora Ana Tokus,
    Há uns 25 dias atrás sofri uma pancada no lábio inferior, o que ocasionou uma lesão interna, digo, na parte interna do lábio inferior, lesão esta que se parece com uma afta, porém escura e um pouco massenta. Ao esticar meu lábio inferior também notei um grande número de microbolinhas no lábio inferior, observando que no lábio superior não verifiquei a presença de nenhuma bolinha. Realmente estou preocupado pelo aspecto da lesão, e pelo tempo que estou com a tal afta massenta no lábio inferior. Neste caso, por favor, qual médico especialista eu deveria procurar? Um clínico geral? Um dermatologista ou um dentista?
    Obrigado pela atenção.

    1. Jefferson, sua descrição parece com herpes, embora você associe o início dela a um trauma, o que não é a causa do herpes, que é um vírus. Eu sugiro a avaliação de um dermatologista ou dentista.

  76. Olá Dra, tenho 29 anos e hoje ao lavar o rosto notei uma bolinha do lado direito inferior da bochecha, é bem pequena, não doi e notei que ela se move quando coloco a mão nela. Por favor gostaria de saber se é algo grave pois vou fazer intercâmbio no final desse mês e quero fazer uma viagem tranquila. Desde já te agradeço.

  77. Ola Doutora,
    Ha uns meses atrás surgiu no meu lábio inferior da boca uma bolinha de pus que a princípio parecia uma espinha, mas de um dia pro outro foi inchando e ficando nada parecida com uma espinha, minha boca ficou muito inchada, dps estourou e demorou cerca de 2 semanas para se cicatrizar. Dps de um tempo surgiu novamente, mas agr no msm lugar que surgiram estas, estão surgindo bolinhas internas, são densas, parece um carocinho, ela não dói se nao tocar, mas se eu bater no lugar dessa bolinha mesmo que bem levemente dói muito e incha. E é sempre o msm processo… surge uma bolinha dessa, ela cresce, fica um tempo grande (cerca de 1 semana, as vzs 2) dps vai diminuindo, entao fica bem pequena mas continua densa, ai dps surge outra, e outra.. ja estou com 3 bolinhas dessas na boca, duas ja pequenas e uma recente grande.
    Dra. pfv saberia me dizer o q é isso?

  78. Boa noite! Quando passo a lingua no canto do céu da boca sinto uma fissura aspera e se passo muito a lingua começa a doer… arder. Ja tive um machucado nesse mesmo lugar um ano atras. E semana passada saiu uma pequena elevação de 1 cm na lateral da minha lingua. Sem com aparente e sem dor. O que pode ser? Tenho ansiedade generalizada pra ajudar… rs

    1. Estou preocupada… a lingua doi quando fico ansiosa e nervosa… e a gengiva proxima a essa fissura tambem fica meio irritada. A fissura fica um pouco perto do dente, digamos que 1 cm. A elevação na lingua fica logo no começo da lateral. Ambas… fissura e lingua do lado direito.

      1. Pelos sintomas ficarem piores quando há estresse, pensei em língua geográfica… mas estou apenas supondo. Procure um dentista pra avaliar, mas creio que não há motivo pra maior preocupação. O machucado no céu da boca pode ser apenas um trauma local.

    2. Viviane, onde seria o “canto do céu da boca”? Mais perto dos dentes? A elevação na língua á próxima dessa fissura?

  79. Bom dia, meu filho tem 4 anos, notei que apareceu um pequeno caroço branco debaixo da língua dele, mas este caroço esta debaixo da pele, ou seja, não é afta que da por cima da pele, mas ele é branco e não dói. Fica bem junto aquela linha que temos debaixo da língua quando levantamos a lingua. O que pode ser? Estou preocupada.

    1. Kelly, pode ser, por exemplo, um pequeno cálculo no ducto de uma glândula salivar. Mas não dá pra afirmar isso apenas com base na sua descrição. Leve-o ao dentista pra avaliar.

  80. Olá, boa noite! De uns dias pra cá apareceu uma “bolha d’água” na minha boca. Ela murcha e volta a encher-se; notei também que a mesma tem na sua extremidade uma pontinha branca que se parece com uma espinha.
    Obs.: Ela murcha e quando volta ela fica maior. O que devo fazer, pois estou desempregado e essas UPAs estão numa calamidade só?

  81. Olá doutora, TENHO 15 ANOS E HÁ 1 mes notei uma bolha de sangue na minha boca, eu fui e estourei, depois de uns dias ficou uma ferida branca e com aspecto duro, parece uma bolha bem na pontinha, todas as vezes que eu estouro ela vai la e nasce de novo, sai um liquido, mas bem pouco, tenho medo de ser algo sério. ME AJUDE… Isso tudo esta localizado no meu labio inferior.

  82. Olá doutora!
    No mês passado apareceu algumas pequenas manchas brancas na parte interna da minha bochecha e com o tempo elas foram diminuindo, mas tem um pouco ainda, estão quase sumindo e hj apareceu uma pinta preta na parte interna da bochecha. O que pode ser?

    1. Alexandra, não dá pra sugerir nada apenas com base na sua descrição, até porque esses sintomas podem nem ter a ver um com o outro. Se essas manchas e o ponto persistirem nos próximos dias, procure um dentista pra avaliar.

  83. Doutora, notei esta semana uma bolinha, parece uma afta abaixo do lábio, mas só consigo sentir por dentro, não dói nem nada, não tem coloração no local nem feridas. E também notei que nas laterais da minha lingua (bem para trás), ela esta um pouco roxa, e com pequenos segmentos brancos finos acompanhando um pequeno trecho da lateral (sem dores nem feridas)! Tenho a boca muito seca pois sou fumante há 2 anos e tenho rachaduras na lingua, pelo que procurei vi que as rachaduras podem ser problemas de nutrição/saburra (acredito que tenho um pouco). E em relação às laterais da lingua, podem ser problemas endócrinos… Li tudo isso, mas gostaria de saber sua opinião esses meus sintomas, doutora!!!

    Desde já agradeço muito! Estou preocupado!

    1. Luís, antes de procurar causas sistêmicas (algum fator de saúde geral), é preciso eliminar o fator local, ou seja, algum hábito ou algo com origem na própria boca que esteja desencadeando esses sintomas. Até porque os sintomas que você relata não precisam estar associados. Procure um dentista pra avaliar.

  84. Boa noite, meu pai tá com quase 8 meses que apareceu um caroço, tá grande, do tamanho de um limão, no meio da bochecha, tá vermelho e aumentado cada dia mais, o caroço tá pra estourar aos poucos, a doutora sabe que e?

    1. Um caroço do tamanho de um limão é algo importante, Bruno… 8 meses é tempo demais pra não se saber o que é. Poderia ser um abscesso, que é uma “bolsinha” de pus de uma infecção, mas na bochecha é meio improvável. Deve ser algum outro tipo de lesão de tecido mole. Converse com o seu pai e diga pra ele ir ao dentista o mais rápido possível… pode ser grave, pode não ser. Melhor não arriscar.

      1. Oi boa noite, estou com uma bolha embaixo da língua muito estranha, o q pode ser? Tem 4 dias, to no último dia de antialérgico e antibiótico e não some, estava td branca e já ha 2 dias q está vermelha, o q pode ser isso?
        Pois sou fumante e estou com medo.

        1. Sara, e por que você está tomando antialérgico e antibiótico? Quem prescreveu esses remédios? É preciso avaliar, porque pode ser qualquer tipo de lesão, uma rânula (uma “bolha de saliva”, digamos assim), um sialolito (uma “pedra” no ducto de uma glândula salivar)… um monte de coisas. Procure um dentista.

          1. Foi um clínico geral, pq eu já estava com a bolha e já não falava nem comia, depois disso o pus sai e ficou vermelho, mas eu já estava antes de tomar os remédios.

          2. Você não tinha me dito que saiu pus…

            Se saiu pus, provavelmente é um abscesso, o que revela uma infecção. Essa infecção pode ser na gengiva mesmo ou no canal de um dente, por exemplo.

        2. Oi boa noite, eu estou com uma bolha embaixo da língua ha 7 dias que era branca e agora tá vermelha, e umas mini bolhas de pus nos lábios, muito minis, estou achando já q é algo sério pq não melhorou, e parece q tem algo na minha garganta de comida mas não tem nada, oq pode ser, pois uma dentista passou uma biópsia pra mim, me ajude, obrigada.

          1. Sara, se a sua dentista requisitou biópsia é porque nem ela sabe… imagine eu aqui de longe, me baseando só no seu relato…

            Faça a biópsia! Não sei de que tipo ela pediu (se tirar a “bolha” toda ou uma parte dela), mas é o que você tem que fazer. Só assim pra saber o que é e pra poder tratar de acordo.

  85. Boa noite meu tem uma ferida cresceu por fora lábios mancha vermelha do lado esquerdo meio da bochecha tá crescendo dentro pra fora tamanho limão uns falam dente do fundo ela fuma 15 anos hoje 62 pode ser câncer ou não.

    1. Roberto, não entendi a sua descrição, onde há ferida, onde há mancha… se é uma coisa só ou não (nem se é em você ou em outra pessoa). De qualquer forma, se há alguma alteração na pele, na gengiva, na bochecha (onde for), procure um médico ou dentista pra avaliar. Só assim pra saber o que é.

  86. Olá Dra, primeiramente eu adorei o site, realmente muito interessante, mas enfim, não me lembro exatamente quando, mas ha alguns meses apareceu uma bolha de sangue talvez na parte externa do meu lábio superior, minha mãe disse que era apenas uma bolhinha de sangue, então não acreditei ser nada sério, ela não doía e me incomodava apenas no sentido estético do meu rosto, pois ela parecia uma espinha pequena, mas fora isso tudo normal. Hoje eu estava sentada no sofá e passei a mão nessa bolhinha e ela começou a sangrar, e saiu muito sangue, fiquei desesperada, comecei a procurar na internet o que poderia ser, herpes não poderia porque a bolhinha de herpes geralmente é branca é muito maior que a minha, e pensei ser câncer também, mas eu não fumo e nem bebo (tenho 16 anos) e eu não sei, acreditei que a bolhinha sairia depois de ter sangrado, mas ela continua aqui, e se passar a mão começa a sangrar, a senhora sabe o que é? Eu devo procurar algum médico ou algo do tipo?
    Obrigada.

    1. Isabela, em princípio não me parece nada grave, mas considerando que essa “bolha” já persiste por meses, é preciso avaliar. Você pode procurar um dentista ou um dermatologista, ambos podem ajudar.

  87. Ola Dra, boa noite, estou com muito medo, há quase 1 mês atrás senti meus labios começarem a sair uma pelezinha, se eu esticar os labios estica, mas é como se tivesse uma cola, nesse período ao almoçar me engasguei com um pedacinho de osso de galinha, desde daí fiquei com um incômodo na garganta, ao engolir eu não sinto nada, mas as vezes é como se tivesse algo na boca, ao fazer gargarejo com água morna melhora, estou com muito medo de ser câncer!

    1. Nenhuma característica de câncer, Simon… nem na garganta, nem no lábio. Sugiro a avaliação de um dentista ou dermatologista para o lábio e de um otorrinolaringologista para a garganta. Mas fique tranquilo, não me parece nada grave.

  88. Ola ! Doutora, tenho uma bolinha ha um tempo na bochecha, sempre mordo, nao doi nem me incomoda… porem ela começou a crescer, nao conseguia mastigar direito com medo dela aumentar, acredito que seja um trauma. Tem chance de virar algo grave?? Fui ao dentista e arranquei, mas corre o risco de voltar e la na frente ser algo tipo câncer????

      1. Dra. Eu sempre que troco meu aparelho aparece uma afta bem a cima do meu dente, e hj eu percebi que meus labios estao inchados, e estou com 2 bolas de sangue que sangram sem eu apertar, assim que acordo meus dentes ficam todos sujos! Irei te mandar a foto por email.

  89. Doutora, ontem pela manhã surgiu uma bolhazinha de água no meu lábio, a tarde ela já tinha estourado e diminuído, mas parecia ainda inchado o local, hoje quando acordei, no lugar da bolha de água está uma especie de elevação branca, que não doi, não arde, não coça, nada, apenas sinto aquela área quente se encosto com a língua, pode ser algo preocupante? Não fumo, bebo, nada, tenho alguns problemas dentais de cáries, que quero começar a tratar ainda esse mês ou começo do próximo mês, mas estou preocupado que pode ser um câncer ou algo urgente. Ah, vale acrescentar, parece muito uma afta.

  90. Doutora, então… acredito que estou com uma mucocele. No meio de janeiro levei um tapa leve na cara e aí no mesmo dia apareceu uma pequena bolinha no lábio inferior, antes de crescer ela sumiu e pronto. Aí TRÊS semanas depois apareceu no mesmo lugar só que dessa vez cresceu, cresceu até eu estoura-la sem querer com a mastigação. E aí hoje está assim: ela aparece cresce, cresce, eu deixo ela estourar sozinha, as vezes durmo assim e de manhã ela já estourou, aí fico sem ela uns dois, três dias, parece que até a pele cicatrizar e aí ela volta de novo e segue a mesma rotina… Estoura, depois de dois dias o lábio cicatriza e ela volta… Um saco! Isso poderia ser o mucocarcinoma também? Vale lembrar que já tive há quatro meses atrás duas rânulas por conta de sexo oral (digo isso pq apareceram depois de eu ter feito sexo oral nas duas vezes), mas elas nunca mais voltaram. Caso seja mucocele mesmo, por que a glândula não sara sozinha, forçando a ida ao dentista pra fazer a pequena cirurgia? E depois de eu fazer a marsupialização, ou outro método, tenho que me ausentar do trabalho algum dia? Agradeceria muito pelas respostas.

    1. Augusto, sua descrição realmente é clássica de mucocele. O que ocorre é que no momento do tapa deve ter se rompido o ducto de uma glândula salivar menor, e agora a saliva está extravasando por dentro do tecido do seu lábio inferior, em vez de ser drenada para o meio bucal. Por isso se forma a “bolha” que você relata. A mucocele vai continuar acontecendo enquanto esse ducto estiver rompido… e como não dá pra consertar o ducto, é preciso remover a glândula inteira pra resolver isso. A marsupialização pode até resolver, mas não há garantia. Não, não haverá necessidade de se ausentar do trabalho após a cirurgia, que é bem simples e com anestesia local.

  91. Boa noite doutora, meu filho tem 1 ano de idade e ha uns 20 dias atrás notei no céu de sua boca, próximo aos dentes, uma bola com uma mancha roxa como se fosse sangue preso por algum baque, estava passando admuc mas não sumiu, o que devo fazer?

    1. Samira, como nem todos os dentes de leite dele já nasceram, pode ser que seja um dentinho que não consegue “rasgar” a gengiva, o que chamamos de “cisto de erupção”. Leve-o ao dentista / odontopediatra pra avaliar.

  92. Boa noite, Doutora!!

    Há mais ou menos uma semana senti um desconforto no palato duro, proximo ao siso do lado esquerdo. A principio surgiu uma mancha branca, achei q fosse afta ou queimadura, pois consumo muito café, porem a lesao foi aumentando e está avermelhada nas bordas e meio amarelada na parte interna. Utilizei Triancinolona Acetonida, o que facilitou engolir alimentos e melhorou as dores, porem sinto que o aspecto ta crescendo e um pouco inchado. Fui ao dentista hoje e a orientação foi aguardar o resultado da pomada ate dia 03/03/2016, dependendo do resultada fará biopsia, o que me desesperou. Existe realmente a hipotese de ser algo tao grave?

    1. Simone, a hipótese existe. Mas a grande maioria das lesões em boca é benigna, e não temos razão pra achar que no seu caso não é. Procure ficar tranquila e acompanhe os resultados do uso da pomada até o dia da consulta.

  93. Bom dia! Apareceram manchas brancas na parte superior dos meus lábios. Elas não me doem, mas me incomodam. Eu fiz testes de HIV, sífilis e todos deram negativo. A moça falou que tenho herpes, mas os sintomas não batem com tudo que leio. Elas estão ficando maiores com o tempo.

  94. Boa tarde, doutora, tudo bem? Estou iniciando tratamento de periodontia (já lhe relatei no seu post a respeito, e lhe agradeço muito pela resposta) e devido a um dente com raiz exposta machuquei a gengiva com o fio dental. Na verdade fiz um corte que agora está infeccionado (3 dias) e dando certo incômodo. Ha riscos deste corte tornar-se algo mais grave ou posso tratar em casa com soluções caseiras? Isso tudo atrelado à proximidade de minha defesa de mestrado (estresse, ansiedade) + minha hipocondria, parece que os sintomas só pioram…

    Abraço.

    1. Adriano, provavelmente há inflamação, mas não infecção. A gengiva deve se recuperar até de forma espontânea, não acho que você precise se preocupar. Foca no mestrado. 🙂

  95. Olá Dra,
    Antes de mais nada, parabéns pelo blog. Bom, gostaria de tirar uma dúvida… há uns 15 dias notei, pela primeira vez, um pequeno inchaço no canto esquerdo na minha boca, na mucosa… era como se fosse uma espinha (acho que essa seria a melhor definição). Não dói, não tem pus, corte, nada… na verdade, só reparei mesmo porque olhei pra boca toda pelo espelho… como não sinto nada, chego a pensar que seja algo natural da minha boca… mas fiquei em dúvida e preocupada, pois toda hora somos surpreendidos com tantas surpresas… consultei um dentista e ele me disse se tratar de uma afta, talvez traumática… mas até onde sei, as aftas são doloridas e esse inchaço não dói, nem me incomoda… O que pode ser?

    1. Adriana, pode ser uma lesão causada por trauma sim, mas não necessariamente uma afta. Uma área mais queratinizada, por exemplo… mas sem maiores consequências.

      1. Oi Dra. Ana,
        Obrigada pelo retorno. Também acredito que não seja nada de mais… até porque sempre vou ao dentista regularmente, não bebo, não fumo, costumo ter uma alimentação mais saudável, etc… chego a pensar até que seria algo anatômico mesmo, mas como nunca tinha reparado direito, acabei “tomando um susto” quando percebi o inchaço, bem no canto esquerdo, perto da arcada superior. O engraçado é que ao passar o dedo, não sinto nada na mucosa, está normal, mas quando olho, o inchaço está lá… tipo uma espinha, quando inflama e fica mais altinha um pouco…

        1. Considerando que um dentista já avaliou e não viu problema, eu não me preocuparia. Apenas fique alerta, se isso aumentar, sangrar, enfim… se houver qualquer mudança, procure novamente avaliação.

        2. Dra. Ana, tenho uma bolinha de carne na minha bochecha, nao doi, quando passo a lingua ele se mexe, o que sera?

          Obrigada.

          1. Vera, pode ser várias coisas. Um fibroma, por exemplo, que é uma lesão benigna. Certeza, só procurando um dentista pra avaliar. Mas fique tranquila.

  96. Acabei de almoçar uma lasanha de legumes congelada, costumo deixar 20 min no microondas, acabei comendo ela bem quente… ja toquei coisas mais quente no céu da minha boca, a ponto de ficar ardendo por um bom tempo, e não lembro de ter criado uma bolha. Aparenta ter criado 2, uma pequena na parte da frente e a outra bem no canto esquerdo, quase chegando aos dentes. As duas estão no palato superior, no canto esquerdo, e seus volumes não são preocupantes, acho que eu poderia forçar a lingua sobre elas que não iriam estourar… esta mais para uma pequena elevação do que uma bolha de “algo”.
    A não ser que eu esteja perdendo a sensibilidade do meu palato para com o calor dos alimentos, achei meio estranho ter criado uma “bolha” por conta da comida “quente”… mais realmente estava quente.
    Então o que pode ser ?
    Resumo + limpo:
    Tomei 3 copos de agua, 2 copo de suco “feito em pó” e nao tenho costume de tomar esses sucos, comi “estava bem quente”… cochilei por 1 hora e acordei com essas “bolhas” e aqui estou.
    O que fazer ?

    1. Artur, me parece que a causa é a lasanha quente, mesmo… seria muita coincidência que essas “bolhas” tivessem outra causa e aparecessem logo após o contato da comida quente com o palato. Em princípio observe, as “bolhas” devem diminuir e desaparecer até de forma espontânea. Caso isso não aconteça, procure um dentista pra avaliar… aí a causa pode até ser outra.

  97. Bom dia doutora,

    Eu sempre senti muita coceira na garganta e ouvido, tenho alergia a poeira, ai ataca, espirro, coça, nariz entope, isso desde pequena. Mas ha 4 meses atras comecei a ficar com a garganta inflamada, e deu ate uma bolinha branca no lado direito, e nas paredes da garganta tem tipo umas veias vermelhas. E agora ate na gengiva está assim. A garganta da umas pontadas de vez enquanto. Ja fui no otorrino, ele está tratando como rinite, ja fiz endoscopia, pois achava que era refluxo, e ate agora nada. E hoje apareceu umas bolinhas brancas e uma pele branca na gengiva. O que faço?
    E quando engulo sinto incomodar o lado direito. O siso pode causar alguma coisa na garganta? Pois estou pra tirar os meus que estão deitados.

    1. Helaine, difícil afirmar se os sintomas na garganta têm a ver com os da gengiva. As origens podem ser diferentes. Como vocêjá está em tratamento com o otorrino, considere que as origens são diferentes e procure um dentista, também… se for algum problema local na gengiva, ele vai identificar. Sim, a gengiva inflamada em volta do siso pode causar dor na garganta, pela proximidade anatômica.

  98. Ola doutora, ha alguns anos eu possuo um caroço no lado esquerdo do pescoço.
    Como ele nunca doeu nem nada, eu me “esqueci” completamente dele. Ha mais ou menos 4 dias atras, passei a sentir dor… leve.
    Como se algo estivesse na minha garganta. Apareceu no fundo da minha boca, na parede da garganta, umas bolinhas minusculas… cerca de 4, e essa parte (da parede) esta branca e seca.
    Também apareceram em mim (ha mais ou menos 2 meses) um machucado avermelhado em cima da gengiva. Esse machucado demorou a sarar e me dá a impressao de que ele “comeu” parte da minha gengiva. Na semana passada apareceu um machucado assim, so que dessa vez entre os dentes… eu ate pensei que havia me machucado com o fio dental, mas agr tenho certeza que nao. Esta muito parecido com o primeiro. Agora parece que quer aparecer na gengiva da frente.
    A senhora acha que pode ter alguma ligacao com o cancer?
    Estou preocupada, tenho 21 anos de idade.
    Gostaria muito de saber sua opiniao.
    Desde já, agradeço!!! (;

    1. Emanuelle, você relata uma série de sintomas… então pode ser alguma coisa de saúde geral com repercussão na boca. Eu sugiro uma avaliação médica geral.

  99. Boa Noite Drª

    Cerca de dois dias apareceu me uma pequena mancha vermelha do lado esquerdo do assoalho bucal. Nao tenho quaisquer dores mas senti uma ligeira incomodação e foi assim que detetei essa mesma mancha. Tenho uma higiene bucal saudável, mas nao sei o que possa ser. O que posso fazer? Fiquei preocupado ao saber que pode ser cancer.

    1. Gonçalo, a possibilidade de câncer existe, mas é improvável. Até o momento você tem uma MANCHA, e é assim que você tem que pensar nela. As origens dessa mancha podem ser várias: um trauma local, alguma coisa que você comeu, etc.. Minha sugestão é que você observe essa mancha por uns dias: se ela permanecer da mesma forma (não regredir), começar a sangrar, ulcerar, doer e/ou aumentar de tamanho, procure um dentista pra avaliar.

      1. Obrigado pela resposta rápida e eficiente. Hoje quando verifiquei a mancha esta tinha cerca de duas pintas brancas no meio, tal como uma borbulha com pus. O que pode ser? Vou seguir o seu conselho e esperar mais uns dias, ou existe algo que possa fazer para eliminar isto? Aguardo ansiosamente uma resposta e mais uma vez obrigado.

  100. Olá, me chamo Julia e tenho 16 anos, e ha algum tempo percebi que apareceu tipo de um caroço no meu lábio que quando eu aperto sai uma “agua” tipo saliva e murcha, depois tipo aparece de novo, o que pode ser? To com muito medo e muito desesperada. Onde devo recorrer?

  101. Olá doutora. Estou com uma mancha pequena de formato circular na parte interna da bochecha na cor preta escura. Devo me preocupar? Moro em área rural e a minha locomoção é deficitária. Gostaria de saber se é caso de urgência. Obrigado.

    1. Rômulo, de não dói e se ela não está aumentando, não é caso de urgência. Continue observando: se doer, aumentar ou se começar a sangrar, por exemplo, procure um dentista pra avaliar. O ideal MESMO é avaliar mesmo que não haja qualquer mudança no quadro.

      1. Boa noite, doutora. Hoje reparei numa bolinha preta no interior da bochecha, genero de um sinal. Nao doi, nao tem textura. Mas achei estranho. O que devo fazer?

  102. Boa tarde.

    Estava procurando saber sobre cancer bucal e encontrei seu site, estou para visitar o medico na semana que vem, procuro saber o que pode ser uma bolinha preta no labio inferior que agora está um pouco dolorida (provavelmente porque eu fico esfregando a lingua nela o tempo todo), é assim uma bolinha mesmo, não só uma mancha.

    1. Difícil dizer ao certo, Carlos. Pode ser só uma “pinta”, um nevo… depende. Sugiro que você pare de “mexer” e, assim que der, procure um dentista ou dermatologista pra avaliar. Mas fique tranquilo, não tenho razão pra pensar em nada grave pela sua descrição.

  103. Bom dia, Doutora! Parabéns pelo Blog!!
    Gostaria de tirar uma dúvida… tenho um pontinho no céu da minha boca, com aparência de espinha mas que não dói.
    Nunca havia prestado atenção nisso, mas na última limpeza que fiz em novembro do ano passado, o Dr. Me perguntou há quanto tempo eu tinha esse machucadinho na boca… foi aí que parei pra analisar que estou com essa “bolinha” há mais de anos… ultimamente ando tendo dores pelo corpo, dores de garganta recorrentes e meu exame mostra o PCR alterado, o que indica uma inflamação mas não descubro a origem.
    Será que poderia ser decorrente disso? O que costuma ser esse tipo de bolinha?
    Muito obrigada desde já!

  104. Boa tarde, doutora! Semana passada eu estava com cistite e tomei antibiótico (floximed), terminou no domingo! Ontem eu comecei a sentir uma bolinha crescendo no meu lábio inferior. Antes de dormir ela já estava grande, cerca de 1,5 cm, ela não coça nem arde, só dói se encostar! Parece ter água ou pus dentro… A princípio achei que pudesse ser herpes, mas é só uma bolha e não tem sintomas de herpes… O que poderia ser? É caso de ondonto ? Obrigada!

  105. Boa tarde! Em um período de 2 meses, observei caroços na minha língua que mudam de lugar. No mínimo isso ocorreu 4 vezes. A primeira vez foi o maior caroço, e até incomodou um pouco. Somente um caroço aparece por vez. Não são bolinhas, são caroços mesmo, com formato circular. A senhora tem uma ideia do que pode ser?
    Obrigado.

      1. Bom dia, doutora. Não são manchas. Esses caroços são relevos, que aparecem cada vez em uma região da língua e, depois de umas 3,4 hrs desaparecem. Doer não dói, há somente um incômodo, porque eles começam bem pequenos e aumentam um pouco de tamanho, mas não passam de o tamanho de um feijão. E sim, eles simplesmente somem. O médico recomendado seria um dentista?

        1. Sim Tarcisio, um dentista pode ajudar. Mas o que você descreve só me parece familiar com língua geográfica, embora na língua geográfica haja ocorrência de manchas, e não de caroços.

  106. Oie. Estava olhando os meus dentes e vi um ponto preto perto dos meus dentes, na minha bochecha, pensei que era um cisco mas não era. O que pode ser? É algo grave?

    1. Aline, não dá pra sugerir nada apenas com base na sua descrição, nem se é grave. Aguarde mais alguns dias… se o ponto preto continuar, procure um dentista pra avaliar.

  107. Boa tarde Dra.

    Hoje passei a língua na gengiva acima dos dentes superiores e senti que não estava normal. Fui ao espelho e vi que tem uma grande mancha vermelho escuro na gengiva, mas não sinto dores nem nada. Descobri pq passei a língua mesmo. O que pode ser? Poderia ajudar? Desde já, obrigado e parabéns pela página!

    1. Matheus, difícil sugerir alguma coisa apenas com base na sua descrição, ainda mais se essa mancha não vem acompanhada por nenhum tipo de sintoma. Sugiro que você aguarde alguns dias pra ver se ela some, aumenta, sai alguma secreção, etc.. Caso ela permaneça, procure um dentista pra avaliar.

  108. Olá doutora!
    Hoje notei um caroço na minha bochecha, ele é cumprido e achatado e tem a ponta de cor branca, como uma afta, mas bem na pontinha, esse caroço parece com uma ponta de lápis, a cor é a mesma da gengiva e não doi, usei nistatina, e flogoral… Não mudou nada… O que pode ser, que profissional procurar? Estou assustada.

  109. Olá doutora, meu nome é Bruna tenho 15 anos, e embaixo da minha língua surgiram dois negocinhos q parecem umas lombadinhas, quando vou sentir com a língua parece q fica bem no canto dos dentes, mas é embaixo da língua, isso é afta? Ou é outra coisa? Lembra afta no sentido de incomodar e doer quando encosta, mas pelo formato e cor achei estranho, é bem vermelinho, agradeço desde já.

    1. Pode ser, Bruna… mas não posso afirmar que seja apenas com base no seu relato. Se permanencer assim nos próximos dias, procure um dentista pra avaliar.

  110. Doutora, há alguns dias percebi como se houvesse uma linha branca nas partes internas das duas bochechas; além disso, percebi também uma “linha” não extensa na lateral da minha língua, também branca. Ao escovar a língua, essa mancha sai, após, ela retorna. Devo me preocupar com leucoplasia ou algo nesse sentido? Na leucoplasia as manchas saem na escovação? Posso estar apenas com sintomas de mordida crônica (tanto na lingua quanto na bochecha) ou devo realmente me preocupar?

    1. Vinicius, leucoplasia não sai na escovação. O que você descreve é compatível com a linha alba, que é uma “marca” pelo endurecimento benigno da mucosa, no interior da boca, devido ao excesso de queratina. Não é algo que preocupe e nem requer tratamento.

  111. Primeiramente, que trabalho fantástico esse que você faz! Que receba em dobro por toda a presteza que tem! Parabéns!

    Há exatos um mês e tres dias eu acordei com a garganta inflamada e com uma afta do lado esquerdo da língua. No outro dia eu reparei que apareceu outra do lado direito. Coloquei uma pomada que sempre uso para afta (omcilon). A garganta desinflamou, a afta parou de incomodar, mas continuou no lugar. Ela tem o aspecto branco ao redor e um rasgo no meio, como se estivesse aberta. Mas não dói e nem desaparece.

    Nos ultimos quinze dias percebi uma elevação esbranquiçada no centro da língua, como se estivesse inchada. Agora apareceu outra elevação dessa, da mesma cor, só que um pouquinho mais atrás.

    Moro no interior de Sergipe e acabei indo num médico do PSF, que me fez perguntas, examinou e passou 3 cx de Cefalexina e flogoral. Entretanto, mesmo depois de 3 dias tomando dois comprimidos ao dia de cefalexina, eu não estou vendo melhora e estou MUITO preocupado.

    Minha preocupação é a da maioria da humanidade: será que pode ser câncer?

    Eu tenho 30 anos, fumei durante uns sete anos (dois/tres cigarros ao dia) e bebo nos fins de semana.

    Obs: no mais, não sinto nada, corro diariamente, me alimento bem, faço capoeira, não sinto cansaço/indisposição.

    Obs: Obrigado demais!

    1. Manoel, em princípio pensemos no básico (que é a regra): é só uma afta, mesmo. Os outros sintomas podem ser da garganta e não ter qualquer relação com a afta. Continue observando… se ela permanecer da mesma forma por mais 15 dias, procure novamente um médico ou dentista pra reavaliar.

  112. Olá doutora!
    Há algum tempo eu senti muitas dores em dois dentes superiores, naquela época se fazia muito frio, e minha mãe disse que poderia ser decorrente disso (já que tenho sinusite e sinto dores de cabeça também). Logo as dores passaram e não as senti mais, entretanto apareceu uma bolha no céu da boca. Ela é bem pequena, mas no inicio ela era bem dolorida. Ao decorrer dos dias a dor passou e ela estourava, saindo um liquido, e era assim todos os dias. Até hoje continua assim, ela fica mais inchada e estoura saindo o liquido. Hoje esse liquido está mais claro e fino, não como antes. Eu nunca fui ao dentista para ver isso, apesar que tenho medo de ser algo grave, principalmente pelo fato disso já haver muito tempo. Gostaria de um opinião sua, doutora. Grata. 🙂

  113. Ola Doutora, li seu artigo, o que me trouxe informações suficientes para procurar ajuda, há algum tempo sinto um “bolinha” no canto esquerdo do meu assoalho bucal, no inicio não me preocupei, mas isso não desapareceu. Olhei no espelho e percebo que tem uma coloração branca. De repente me dei conta que já tenho 33 anos e há um bom tempo não vou ao dentista. Estou um pouco assustado com esse fato e as chances de ser algo mais grave. Pergunto, por ser no assoalho da boca e não nos dentes, devo procurar um dentista?
    Obrigado!

    1. Sim Sérgio, o assolho bucal também faz parte da área de atuação do dentista (o sistema estomatognático todo, na verdade). Nessa região pode ser um cálculo salivar, uma mucocele / rânula (um acúmulo de saliva no tecido conjuntivo), etc.. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  114. Olá Dra. Parabéns pela dedicação e dispêndio de tempo conosco.
    Faz dois meses que estou com um tipo de caroço no lábio inferior. Não recordo se sofri uma pancada, mas no início apareceu um caroço de coloração roxa e levemente inchado. Não resisti e furei achando que resolveria ao tirar o sangue acumulado. Pela minha interferência, tive um pequeno sangramento que não parecia só do que estava acumulado. O caroço continuou, deu uma casquinha que levou quase duas semanas pra sarar, e agora o caroço está levemente inchado e pouco duro. Tem momentos que o inchaço diminui levemente. A coloração e a pele que formou parece muito com a do lábio. Não bebo nem fumo, tenho 25 anos. O que pode ser isso? E qual tratamento indicado? Obrigado pela atenção! Abraço.

  115. Boa noite!
    Doutora, após uma relação sexual notei que o céu da minha boca ficou um manchado branco e apareceu três pontos brancos na lateral da minha gengiva que também ficou em um vermelho vivo. Também tem uns carocinhos transparentes chegando no fim do céu da boca… o que pode ser? Estou muito preocupada…

    1. Marcia, você fez sexo oral? Você sente dor? Esses pontos / manchas saem se você escovar / esfregar? Sai sangue quando você faz isso?

      1. Sim, foi sexo oral. Não sinto dor de nada, fiz bochecho com nistatina solução e os pontos brancos saíram, porem o branco da minha boca não saiu e nem esses carocinhos transparentes. Quando fiz bochechos por 10 dias com essa solução + agua oxigenada o rosa natural do meu céu da boca voltou. Depois de alguns dias ficou branco de novo (mas não é branco como se fosse nata), é uma cor pálida. E não sai sangue, doutora.

        1. Eu ia sugerir Candidíase, Marcia… por isso perguntei. Como você tomou Nistatina e melhorou, em parte pode ter sido isso. Continue observando, se os sintomas persistirem (ou irem e voltarem, como você relata), procure um dentista pra avaliar.

  116. Em tempo doutora: a bolinha é meio durinha… Se eu apertar com vidro tipo um copo, ela clareia um pouquinho, mas nao muito… Parece como um coagulo enrijecido dentro do labio…
    Aguardo e obrigado!

    1. Pode ser um pequeno hemangioma, Carlos… hemangiomas geralmente perdem cor quando pressionados da forma que você descreve. Não é nada grave, mas vá ao dentista pra avaliar.

  117. Ola doutora. Primeiramente parabens pelo trabalho! Tenho uma duvida q me preocupa muito, como bom hipocondriaco… Hehe! Tenho ha anos no labio inferior uma bolinha arroxeada escura, cerca de 4 mm provavelmente, proveniente de trauma continuado (cigarro gruda/arranca a pele). De uns meses para ca essa bolinha cresceu cerca de 2 mm. Nao doi, mas incomoda saber q ela esta la. Pode ser porque ando mexendo nela? O q pode ser? O q fazer para minorar o problema? Muito obrigado desde ja!

    1. Carlos, sem querer assustar você (sério), mas trauma bucal continuado e associado ao tabagismo nunca é uma boa ideia. Sim, pode ter crescido por você ter mexido, mas se cresceu é bom procurar um dentista pra avaliar. Sugiro um especialista em Diagnóstico Bucal (Estomatologia). Não se alarme, é só precaução, principalmente por você fumar.

  118. Boa noite. Minha namorada estava com aparentemente afta debaixo da lingua e agora ela virou uma camada vermelha e dura. Não sabemos o que pode ser e estamos preocupados. Por acaso a senhora tem alguma ideia do que pode ser?

    1. Fabio, não dá pra dizer ao certo só com base na sua descrição, mas sem querer assustar vocês, esse é um aspecto meio incomum. Sugiro que ela procure um dentista pra avaliar assim que possível (mas sem estresse, é mais por precaução).

  119. Ola doutora,
    Queria sua opiniao… tenho 15 anos e meu dente do Siso esta nascendo e machucando minha gengiva, tanto que o dentista disse que eu teria que mexer nela pra nao me prejudicar, so que de uns dias pra ca venho sentindo um inchaço na lateral esquerda da boca onde ele esta nascendo, e umas aftas brancas com pintinhas vermelhas, acha que pode ser algo serio?
    Obg e aguardo sua resposta… bjs

  120. Olá doutora, ha 5 dias apareceu uma mancha branca debaixo da língua, a mancha é pequena mas esta me incomodando. Quando toco nela, a dor tbm aumenta. Por favor, o que será?

    1. Vanderson, não dá pra afirmar o que é só com base no seu relato. Pode ser uma queimadura, uma lesão por trauma, uma área de maior queratinização… ou nada disso. Procure um dentista pra avaliar clinicamente.

  121. Ola, gostaria de saber sobre umas bolinhas que sairam faz umas duas semanas na descida da garganta, no comeco ardia mas agora nao arde mais, pois embaixo da lingua saiu tbm, o q pode ser, estou preocupada com isso.

    1. Letycia, com relação à garganta sugiro a avaliação de um otorrinolaringologista. Pode ser desde uma irritação até uma infecção. Embaixo da língua, depende do aspecto dessas bolinhas… “bolinhas” é uma descrição vaga. Se elas permanecerem nos próximos dias, procure um dentista pra avaliar.

  122. Doutora, estou muito mal, justo nessa época do ano não consigo ficar em paz.

    Tudo começou com um caroço que apareceu no ceu da boca. Tem duas semanas. Me parece macio, pois “parece” que consigo espalhar com a língua, mas também sinto uma parte dura, como uma espinha. Meu ceu da boca é esbranquiçado, mas onde está o caroço é cor natural. Fica mais a esquerda.

    Tenho um ciso nascendo, todo torto, parece que a raiz está na direção do palato mole. Não dói.

    Fui a dentista que disse que o caroço “parece não ser nada” e que provavelmente eu havia machucado. O problema é que já está fazendo duas semanas.

    Vou avaliar o ciso no dentista semana que vem.

    Estou desesperado, pois li tudo sobre cancer de garganta e boca e conforme ia lendo os sintomas apareciam. Por exemplo, li que câncer faz no na garganta e agora parece que tenho. Li que câncer aparece caroço no pescoço e achei dois carocinhos abaixo do ouvido. Mesmo eu tendo ido ao clube que estava com água mega sujo, sinto que é cancer.

    Tudo que leio aparece…

    De uns meses para cá venho bebendo muito, ainda mais agora que estou perturbado.

    Tenho 27 anos. Quanto a hpv, so me relaciono com minha esposa.

    Tô vivendo um inferno nesse fim de ano.

    O que pode ser?

    1. Marcio, se a dentista viu e não se alarmou, mesmo não sugerindo o que seja, acho altamente improvável que seja câncer. Algumas características chamam a atenção quando é / parece ser câncer: lesão endurecida, sangrante, ulcerada, etc.. Sua descrição não parece com nada disso, tem mais jeito de algo inflamatório ou de um pequeno abscesso. Sugestão: PARE de ler sobre sintomas de câncer, não ajuda e, ainda por cima, deixa você mais ansioso a respeito. Sério, do fundo meu <3, acho que você não precisa se preocupar. Na semana que vem o dentista avalia. 🙂

  123. Ola Doutora, primeiramente parabens pelo site. Minha duvida, doutora: ha coisa de uns 3 meses me apareceu um carocinho parecido com uma espinha, na parte inferior da gengiva, na parte interna, nao doi. Tem dia que parece esta maior, outros dias menor o tamanho. Sinto que se move conforme passo a lingua, o que pode ser esse meu problema?

    Desde ja obrigado pela ajuda.

    1. Pode ser uma fístula, por onde sai o pus de um abscesso. Se for isso, sinal de infeçção na gengiva ou no canal de algum dente próximo. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  124. Doutora, apareceu na minha boca uma bolinha no céu da boca, de tamanho pequeno, parecendo uma espinha. Ela é dura, mas não totalmente rígida. Ela está um pouco vermelha (mas acho que é porque estou mexendo demais), e não dói. Tenho 17 anos, não fumo e não bebo. Essa “espinha” pode ser uma infecção ou um processo inflamatório? Devo procurar o dentista se esse problema perdurar por quanto tempo? Acha que é algo grave?
    Aproveitando a oportunidade, gostaria de perguntar qual é a faixa etária que tem mais risco de desenvolver o câncer de boca.
    Grato pela oportunidade.

    1. Felype, em que lugar do céu da boca? Perto dos dentes? Sim, pode ser uma fístula (um local por onde a gengiva expulsa pus), o que revelaria uma infecção. Quanto à faixa etária, depende do tipo de câncer, mas via de regra é em pessoas mais velhas e com hábitos predisponentes.

  125. Doutora, boa noite. Estou muito preocupada pois atrás das papilas valadas tenho algo em autorrelevo que parece algo preso na minha garganta. Já fui em um estomatologista que disse ser apenas as papilas aumentadas. Mas são aumentadas apenas do lado direito. Mas isso me incomoda muito. Tem algo que eu possa fazer?

    1. Livia, se o estomatologista avaliou, eu não me preocuparia. Se o incômodo que você sente é como um “nó” na garganta ou dificuldade de engolir, isso pode ter origem psicogênica (existe uma condição chamada “globus”, que é caracterizada exatamente por isso: um “nó” na garganta persistente) ou, ainda, pela calcificação do ligamento estilo-hióideo, comum na Síndrome de Eagle. Mas tudo isso que eu estou dizendo são suposições, o ideal é procurar otorrinolaringologista pra avaliar. Se não houver nenhum problema físico, pode ser isso.

  126. Ola, tenho uma duvida, por varias vezes, qdo eu como ou ate mesmo do nada, aparecem bolhas (d’agua) no meu palato mole, geralmente dos lados, e a parede da bochecha fica como se estivesse descamando… sai como se fosse pele morta, esbranquiçada e fica aspera… nada doi, mas incomoda! o que pode ser? Só lembrando que essa bolha de “agua” nao é bem uma agua, e sim como se fosse uma secreção… tipo uma gosma incolor…

    1. Helaine, você usa que pasta de dentes? Pergunto porque os cremes dentais da Oral-B podem causar esse efeito de descamação que você relata.

  127. Bom dia Dra. Gostaria de saber o que é isso:
    Apareceu na minha bochecha pelo lado de dentro uns buraquinhos pretos que saem água de dentro. E incomoda porque sinto que fica as vezes dormente. O que pode ser isso… Obrigada pela sua atenção.

    1. Andrea, não consigo sugerir nada pela sua descrição, “buraquinhos pretos” não são achados comuns. Procure um dentista pra avaliar clinicamente.

  128. Ola doutora,
    Estava olhando o interior da minha bochecha hj, e percebi um pontinho preto no interior dela, não DOI nem nd, o que poderia ser isso?

  129. Boa tarde,

    Há questao de 3 semanas bati com o meu labio superior num móvel e fez uma pequena fenda e um hematoma no interior, nada de especial. Mas durante esta semana reparei que no local fiquei com um caroço duro. Será ainda do incidente? Obrigada.

  130. Boa tarde, estou com uma bolha na parte de baixo da língua, ela é um pouco volumosa, como se estivesse algum liquido dentro, e na ponta tem uma massinha branca. O que pode ser?

    1. Doutora, hoje pela manhã notei que algo estranho apareceu no céu da minha boca… São algumas pequenas bolinhas vermelhas, e que coçam muito, fico até coçando com a língua. Poderia me ajudar? :/

      1. Jessica, e você recorda de alguma situação que possa ter causado isso? A escova (ou alguma outra coisa) bateu no céu da sua boca? Você comeu algum alimento muito quente ou ácido?

    1. Geisa, sua descrição é bem genérica… pode ser várias coisas: um abscesso, um tórus ou outro tipo de lesão. Dói? É duro ou mole?

    1. Marcos, eu não diria que CAUSAM esses sintomas, mas que a pessoa pode associar qualquer sintoma como sintoma de câncer de boca… sim. Na dúvida, o ideal é procurar um dentista pra avaliar e afastar de uma vez a possibilidade de um câncer bucal.

  131. Olá Boa Tarde…
    Primeiramente parabéns pela atenção que dá aos visitantes da página.

    Gostaria de pedir sua ajuda, ha dois dias surgiu uma mancha vermelha com varios pontinhos pretos no labio superior, na parte interna do labio.
    Notei também que minha língua está irritada nas laterais e com surgimento de aftas, pode me dar algum diagnóstico e indicar algum remedio… eu estou muito preocupado.
    Obrigado.

    1. Leonardo, não há como eu dar um diagnóstico só com base na sua descrição. Inclusive a mancha e as aftas podem não ter a ver com o mesmo problema, sendo situações distintas. Procure um dentista pra avaliar.

  132. Sempre tive no final da língua umas bolas bem salientes, a primeira vez q vi fui no médico e ele disse q era normal, mas elas aumentaram e as vezes tenho sensação d algo preso, elas dobraram d tamanho… E tenho muito medo d ser câncer! O que vc pode me dizer?

  133. Doutora, estou com umas bolhas na amígdala esquerda, mas não sinto dor e febre, mas minha garganta fica seca e sinto um gosto amargo. Isto está relacionado ao cancer de boca?

    1. Gabriel, não me parece haver qualquer relação com câncer. Pode ser um processo inflamatório ou infeccioso. Se esses sintomas continuarem pelos próximos dias, procure um otorrinolaringologista pra avaliar.

  134. Bom dia doutora, poderia me responder uma dúvida?
    As vezes, não é sempre, aparece umas bolhaszinhas na parte inferior da minha bochecha, e ontem notei um pouquinho de sangue preso, lavei, fiz a higiene bucal, e hoje acordou meio que branco, tipo afta, pode se dizer que esta desinflamando? O que seria?

    1. Chris, não dá pra sugerir nada específico apenas com base na sua descrição. Deve ser uma ferida por mordida, mesmo. Se continuar com o mesmo aspecto nos próximos dias, procure um dentista pra avaliar.

  135. Olá Drª, estou precisando muito da sua ajuda, o problema é com o meu pai, ja procuramos vários médicos e ainda não foi resolvido o problema dele: é o seguinte, ha algum tempo ele vem sentindo uma sensação de queimação na língua que incomoda muito e tem tbm alguns carocinhos, mas esses ele relata que não dói. Ele foi diagnosticado com herpes e candidiase, sendo que o médico disse que esse problema se altera muito dependendo do fator emocional, ele é muito ansioso. Você acha que esse diagnostico ta correto, ah ele usa prótese removivel, vc acha que eu deveria leva-lo ao um dentista?

    1. Pode estar correto sim, Luisa… mas não posso afirmar isso so com base no seu relato. Acho essencial a avaliação de um dentista.

  136. Boa tarde Dra,
    Em uma daquelas “pelinhas” que temos na parte de baixo da lingua, esta avermelhada, é como se fosse um pontinho branco bem na ponta. Isso comecou ha 2 dias atras, e hoje quando acordei esta com a coloracao roxa, e quando eu estou comendo ou falando isso doi igual uma afta, porem nao tem nenhuma abertura como sao caracterizada as aftas, somente um aumento do tamanho e vermelhidao. A Sra. tem algum diagnostico para isso somente com essa descricao? Muito obrigado!

    1. Vinicius, não me parece ser nada além de uma irritação local. Se nos próximos dias não se resolver de forma espontânea, procure um dentista pra avaliar. Mas acho que você não precisa se preocupar.

  137. Boa noite Dra.

    Primeiro gostaria de dizer que o site é excelente e admiro muito a sua postura.

    Notei embaixo da lingua uma bolinha branca, que ao passar o dedo mais parece uma pelinha de cor branca. Não doi e nao incomoda. O que pode ser?

    Desde já, muito obrigada!!

    1. Ellen, obrigada. 🙂

      Faz tempo ou você percebeu recentemente? Em princípio é apenas uma projeção da própria língua, o que não é incomum. Se começar a incomodar ou se a aparência dessa “bolinha” se alterar, procure um dentista pra avaliar. Mas acho que você não precisa se preocupar.

  138. Dentro da minha boca do lado direito to com dor, passei a língua ali, tem uma bolinha pequena, dói quando eu como alimento. Pode ser afta?

    1. Pode, Denis. Mas não dá pra afirmar isso só com base no seu relato. Se essa bolinha permanecer nos próximos dias, procure um dentista pra avaliar.

  139. Olá Doutora. Hoje notei que tem uns caroços nos meus labios, encontrei uns 3 a 4 caroços no meu labio inferior e no superior encontrei tambem alguns, como devo lidar com isso, quem eu procuro primeiro, um dentista ou medico especializado na area? Sim, e outra coisa, só tenho 21 anos! Ha cerca de 6 a 7 meses tive dengue e depois de melhor notei dois caroços na lateral do pescoço…
    Gostaria da sua ajuda!
    Obrigado.

    Att Maxsuell Campos

    1. Maxsuell, os “caroços” na lateral do pescoço devem ser linfonodos infartados, as populares “ínguas”, sinal de que seu sistema imune está trabalhando pra combater alguma coisa. Quanto aos “caroços” nos lábios, podem ser apenas glândulas salivares menores, temos muitas nessa região. Procure um dentista pra avaliar.

  140. Olá, Doutora. Boa noite!

    Estou com dúvidas em relação à minha enfermidade, pois ha quatro dias venho apresentando pontos brancos (como feridas de pus) que ardem bastante, em cima e embaixo da língua, na bochecha também, nas amígdalas e no fundo da boca bolhas com pontos brancos no meio delas, meus gânglios estão bem inchados e minha gengiva começou a ficar bem vermelha na raíz dos dentes, super sensíveis e bem inchadas. Por favor. Se puder me responder, agradeço!!!

    1. Emmili, não dá pra afirmar o que é só com base na sua descrição, mas talvez seja candidíase, por exemplo. Isso explicaria os pontos brancos espalhados, a ardência, etc.. Procure um médico ou dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  141. Por fora, na parte de baixo, no meio do lábio, sangra se eu mexer, não dói e não sai pus, tenho medo pq tive caso de cancer na familia meu primo morreu de câncer, o que vc acha que pode ser, doutora?

  142. Oi doutora, aparece um carocinho nos lábios da minha boca, ele é pequeno e tem um buraquinho no meio, não dói mas me incomoda e tem vez q sai mt sangue que escorre, qdo começa a sangrar e dificil parar.

  143. Olá doutora,
    Aparece e some uma bolinha de água no meu lábio inferior.
    Sempre no mesmo lugar.
    O que pode ser?

    Ratificando que esta bolinha é na parte externa do lábio, não interna.
    Grata.

  144. Olá Dra! Ha uns dois ou três dias apareceu no assoalho uma bolhinha branca e ao redor muito vermelho, que dói muito, estou com medo que seja câncer, por favor me responda!!!

    1. Graziela, no assoalho de onde? De qualquer forma, só pela sua descrição não dá pra afirmar do que se trata, pode ser até uma afta. Se essa “bolinha” não desaparecer nos próximos dias, procure um dentista pra avaliar. Mas fique tranquila.

  145. Oi doutora. Estou muito preocupada, já que nunca tive problemas com dentes e nada na boca. Mas ha uns meses, apareceu uma bolinha na minha bochecha direita de cor avermelhada, ela não dói nem nada, mas eu queria q saísse logo.

  146. Olá Dra. estou muito preocupada porque há dois meses que tenho uma ferida esbranquiçada no pe de um dente, mas nao doi, mesmo ficando em baixo de uma placa ou passando a escova por cima.
    Domingas Silva

    1. Recebi. Interessante… o aspecto, exceto pela coloração e presença de sangue, é de herpes. Mas a lesão de herpes não é sangrante. Então, se você não “mexeu” e/ou estourou as bolinhas, é possível que seja alguma outra coisa, como um hemangioma, por exemplo, embora hemangiomas não são recorrentes como você relata. Enfim… procure um dentista ou dermatologista pra avaliar.

  147. Boa tarde doutora, nasce todos os meses uma bolha de sangue no labio superior.
    Nao encontro ninguem que tenha o mesmo problema que eu.
    Adoraria que me ajuda se pf.
    Ja enviei foto.
    Obrigada.

  148. Olá, doutora apareceu na minha boca do nada, na parte de dentro do lábio superior, de frente pro dente da frente, mas muito perto do lábio, e dentro da boca ,mas perto do lábio superior, fica na fechadura da boca e encosta no lábio de baixo quando fecha, uma pequena bolinha branca, pequena e meio q em volta dela ta vermelho, mas não muito, só q da pra perceber, e na parte de dentro do lábio inferior, mas também perto do lábio ta avermelhado, e meu lábio ta ressecado, daqueles q fica machucadinho por causa do ressecamento, ai ta rachado e vermelho nessa parte, mas não é aqueles rachados, é daqueles quando seu lábio ta ressecado e machuca, sabe ? E tem outras partes perto do lábio q ta avermelhado no inferior ainda, mas no canto dentro da boca no lábio, inferior, antes tinha uma bolinha branca nesse canto, mas sumiu ai apareceu no superior a bolinha branca q descrevi aqui. Não sei oq pode ser não fumo,não bebo e to preocupada, pq apareceu do nada e não doi, então não é afta, o q pode ser ?
    Espero q tenha entendido minha tentativa de explicação kkkkk
    Obrigada ><

    1. T, difícil sugerir alguma coisa apenas com base na sua descrição, você relata várias coisas que não necessariamente estão relacionadas entre si. Se continuar assim nos próximos dias, procure um dentista pra avaliar.

  149. Olha Dra, tenho um dúvida muito grande! Já fui ao dentista várias vezes onde o mesmo só passa anti-inflamatório, quando que nenhum deu jeito, começou com o siso nascendo… Daí minha bochecha ficou inchada, muito inchada, não conseguia abrir a boca, quando que começou ficando uma bola vermelha no liga do enx, quando que meu dente na mo dois mais, mas ainda continua nascendo e incomodando. N sei mais o que fazer 🙁

  150. Boa tarde, Doutora.

    Na parte superior da minha língua, mais para a ponta, apareceu como se um pedacinho da língua tivesse soltado e ficou preso (como se fosse uma cutícula solta no dedo), porem esta incomodando. Às vezes nem percebo que existe, mas tem horas que fico passando a língua no céu da boa e fica incomodando. Pelo que descrevo, pode ser um pedaço solto talvez por uma mordida? Ou parece com algum grado patológico? Não ha coloração diferenciada, e nem esta inflamado.

    1. Adriano, provavelmente o que ocorre é o alongamento de uma papila filiforme em conseqüência do aumento na produção de queratina ou por um decréscimo na descamação. Procure um dentista pra avaliar, talvez seja o caso de remover.

  151. Doutora, bom dia.
    Primeiramente gostaria de parabenizá-la pelo ótimo trabalho e também agradecer por esse site que pode ajudar muitas pessoas.
    Eu gostaria também de fazer uma pergunta. Eu ando bastante desesperado e vejo câncer em tudo quanto é coisa que aparece no meu corpo. Apareceu um pequeno inchaço dentro da minha boca na bochecha do lado direito (mucosa jugal, se não me engano é o nome dado pra essa parte da boca), em que no meio tem uma pintinha vermelha bem escura quase preta, como se fosse um machucadinho que eu mordi, está mais pra parte superior, “em frente” aos dentes superiores. Como disse, estou desesperado, há grandes ricos de ser câncer bucal? Agradeço desde já a resposta.

    1. Jonathan, pela sua descrição, em princípo, não há característica de câncer. Mas não dá pra dizer o que á apenas com base na sua descrição. Fique tranquilo e procure um dentista pra avaliar.

  152. Oi Doutora.
    Hj percebi um caroço bem pequeno (mais ou menos 2 milímetros) embaixo da lingua, no chao da boca, apenas de um lado (direito). Nao doi nem nada e nem se mexe quando passo a lingua. Tambem tenho uma mancha branca ao lado do meu dente superior. Fui ao dentista e ele falou q não era cancer. Mas precisava acompanhar. Essa mancha ja existe ha 3 anos. A bolinha so vi agora. O que pode ser?

    1. F, uma coisa não me parece ter a ver com a outra. A mancha pode não passar disso, é questão de acompanhar mesmo. A “bolinha” pode ser uma rânula uma calcificação em glãndula salivar (sialolito), por exemplo, mas não dá pra afirmar nada sem examinar você. Aguarde mais uns dias, se a “bolinha” não desaparecer, procure seu dentista pra avaliar.

  153. Oi doutora 🙂 Vi q a senhora responde algumas duvidas e achei q poderia me ajudar msm q brevemente sobre o assunto, eu estou ha 3 anos com uma bolha pequena de pus na gengiva superior, acima do dente da frente, ela estoura sempre e volta, ja fui em 2 dentistas e me disseram q era afta, mas naum acho q seja, pq ela nunca sai completamente, só o pus sai, parece mt com um abscesso, so q naum dói :/ O q poderia ser ?

    1. Pela sua descrição é um abscesso sim, Pamella. Você bateu esse dente alguma vez na vida, quando criança, por exemplo? Poderia explicar o problema. Procure um – outro 😉 – dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  154. Olá doutora,
    Apareceu embaixo de minha língua uma bolsinha amarelada com pontinhos pretos, é um pouco dolorida, não lembro de ter lesionado ou não o local, mas acredito que sim. Estou lavando a boca com pedra ume e passo pomada canditrat, aliviou a dor, mas não sumiu a bolsinha. Pode ser algo mais grave? Fui ao dentista, mas ele nem olhou direito e disse ser apenas uma afta e não precisava passar nada, e olha que eu nem conseguia comer direito, melhorou mesmo depois que resolvi me automedicar. A pomada usei porque foi a mesma que usei na minha bebê para sapinho.

    1. Diene, não me parece que isso seja algo de origem fúngica (e aí o Canditrat ajudaria), mas uma afta, mesmo. E nesse caso, o sulfato de alumínio (substância que corresponde à pedra hume) tem propriedades adstringentes, cicatrizantes e antissépticas, então realmente pode ajudar.

  155. OK, obg doutora, por dedicar parte do seu tempo para ajudar pessoas sem pedir nada em troca. O mundo precisa de mais pessoas assim. Parabéns pelo seu belo trabalho.

    Só mais uma dúvida, há alguma medida caseira q possa ser tomada para acabar com essas aftas mais rapidamente ou para aliviar a dor?

    Atualmente, to usando um remédio chamado Lange, que alivia momentaneamente a dor.

    1. Imagina Hélder, fico feliz em ajudar de alguma forma. Se realmente forem aftas, o Lange não é muito bom, não… o Malvatricin Spray costuma ser melhor, ele é anestésico e antisséptico.

  156. Olá Dra, eu vou descrever meus sintomas, mas se vc não conseguir diagnosticar apenas com essas informações, peço encarecidamente q envie seu email pra eu enviar as fotos.

    Dra., ha mais ou menos uma semana apareceu na parte interna da minha boca um espécie de afta (bolinha branca, dolorida), q passou quase mais de uma semana doendo muito, mas agr a dor já aliviou, porém a afta não sumiu (acho que ela está diminuindo aos poucos)… até ai tudo bem, normal.

    Mas ontem ela meio q se espalhou e cresceram duas na minha uvula e mais duas no parte inferior interna dos meus lábios. E essa da uvula dói bastante qdo como alguma coisa.

    O q pode ser doutora?

    OBS, DRA: Não bebo e nem fumo.

    1. Hélder, com ou sem foto, eu não tenho como dar diagnóstico via Internet, o exame tem que ser presencial. O máximo que eu consigo fazer por aqui é orientar. Pela sua descrição, me parecem aftas, mesmo. Se essas lesões permanecerem pelos próximos dias, ou se aparecerem mais, procure um dentista pra avaliar.

  157. Ola doutora, fomos hoje ao otorrinolaringologista e ele disse a mesma coisa que o dentista falou: pigmentações raciais, é bom receber uma segunda opinião né? Quero agradecer a atenção que me deu. 🙂

  158. Boa noite doutora, desde o mês 6/2015 começou aparecer pequenas superfícies nos meus lábios, ásperas, como se estivessem ressecadas, passei manteiga de cacau e não resolveu. Com o passar dos dias, foi aumentando a região afetada. Procurei ajuda com uma dermatologista, ela me indicou vários medicamentos, inclusive de herpes e nenhum funcionou. É uma sensação horrível de queimação nos lábios, as regiões mais afetadas ficam vermelhas e aparecem pequenos carocinhos nos lábios. Não sei mais o que fazer, semana passada fui a uma Estomatologista, porém ela não soube dizer o que eu tenho. =(

    1. Jean, que difícil isso… se uma dermatologista e uma estomatologista examinaram você e não sabem o que poderia ser isso, imagina eu que nem examinei você…

      Sugiro que você procure a disciplina de Estomatologia de uma faculdade de Odontologia, deve haver alguma na sua cidade. Lá tem vários professores que podem avaliar seu caso, principalmente se o aspecto não é de algo tão comum.

      1. Obrigado por responder, Ana Tokus. Doutora, existe a possibilidade de fazer uma biopsia nos meus lábios para identificar o problema? Se sim, a qual médico eu devo ir?

  159. Olá, Boa noite, estou assustado e queria tirar uma duvida, de uns dias pra cá minha garganta inflamou (acontece com frequencia) e minhas amidalas incharam, até ai tudo bem, mas depois disso surgiu um caroco no céu da minha boca, então continuei tomando o remédio. Bem o resultado é que tomei o remédio, melhorei, o caroço continua, mas agora ele esta com a ponta esbranquiçada semelhante a uma espinha, então pode me ajudar e dizer o que pensa que é ?

    1. Cesar, pode ser uma fístula, sinal de que há alguma infecção (ou na própria gengiva ou no canal de algum dente). Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  160. Olá bom dia, ha mais ou menos 2 meses apareceu em minha gengiva uma bolinha branca, como se fosse uma afta, ela nao dói… o que pode ser?

  161. Ola doutora, estou apavorada, ha 1 semana percebi tres manchinhas escuras na mucosa da boca da minha mae, em tom amarronzado, com o passsar dos dias percebi certa “melhora” na coloração, como se tivesse mais claro, minha mae toma muitos medicamentos, não é fumante, e no começo do ano fez tratamento bucal para colocar protese dentárias incluindo anestesias, pode ser algo que ela comeu ou até um cancer bucal? Sera reação a alguma coisa?

    1. Sarah, não dá pra dizer o que é apenas com base no seu relato. Mas não pense no pior logo de cara, a grande maioria dos lesões em boca não têm nada a ver com câncer. Pode ser só uma mancha, pode ser alguma lesão benigna, pode ser de origem inflamatória, fúngica… pode simplesmente sumir depois de alguns dias. De qualquer forma, seria interessante a avaliação de um dentista, até pra vocês ficarem mais tranquilas.

      1. Ola doutora, fomos ao dentista, ele analisou muito bem, tocou e disse que aparentemente esta normal, que essas pigmentações são normais, mas ainda estou preocupada, tenho muita fobia de cancer. Na boca tem pigmentações? É que ela fez muita obturações, (nao sei se é assim que escreve) e nao sei se tem alguma coisa a ver.

        1. Sim Sarah, pigmentações pode não passar disso: manchinhas. Se o dentista avaliou e não viu problema, ok. De qualquer forma, se você preferir, pode procurar uma segunda opinião.

  162. Oi bom dia, Dra.
    Estou com duas bolinhas brancas uma em cada um dos lados da bochecha e elas não somem e nem dói.
    Na verdade não é uma bolinha, é uma espécie de pele mole com aparência de bolinha, e sua ponta branca.
    Passo a lingua e sinto mole.

  163. Olá doutora.
    Há vários meses tenho percebido uma bolinha transparente na garganta. Ela é pequena e dura. Ela fica uns dois dias me incomodando e depois some. Passa uma ou duas semanas ela volta novamente sempre do mesmo lado e do mesmo jeito. O que pode ser? Já tentei marcar um médico, mas ela nunca está lá quando consigo agendar, pois dura de um a dois dias.

  164. Doutora, há dois dias apareceu um caroço grande no interior do lábio superior da boca. Não se parece com uma espinha, é mais profundo, porém tentei espremer e saiu pus e sangue. Não diminui o tamanho, só aumenta. O que pode ser?

    1. Parece ser um abscesso, Luciane… o que revelaria uma infecção. Procure um dentista pra identificar a origem disso e tratar de acordo.

  165. Bom dia Dra.
    Parabéns pelo artigo, bem esclarecedor.

    Então, há alguns meses atrás uma parte da minha gengiva que fica por trás dos dentes frontais ficou machucada… Não sei como, mas ela estava bem inchada e sangrava bastante. Também parecia estar um pouco solta… sabe quando você fica passando a língua por cima de uma pelezinha solta na boca? Pronto. Terminou que quando finalmente eu consegui tirar essa pelezinha (sangrou bastante) o machucado pareceu melhorar. Mas então, semanas passaram e continuou a mesma coisa. Só que dessa vez parece estar virando uma ferida… Não sei. Você vê bem a pele normal da boca e o machucado que fica rente ao dente. Parece que aumentou um pouco. Não dói. E o mais incrível é que é uma parte da gengiva por trás de um ÚNICO DENTE (inclusive é o único que é “torto” na minha boca. Ao invés de crescer reto, ficou meio virado, torto. Não sei se tem algo a ver). Sei também que estou com alguns dentes a mais que estão se espremendo pra nascer. Mas levei o caso quando ainda estava no inicio e a dentista viu que estava inchado e disse que achava que algo tinha entrado na gengiva, mas que eu continue escovando. Eu achei que ia sarar. Mas como vi que não, tô bem preocupada. Irei procurar outro dentista o mais rápido possível, mas queria uma outra opinião.

    Att.

    1. Rayssa, realmente pode ter entrado algo por baixo da gengiva. Se for isso e esse “algo” não saiu, sua dentista precisa reavaliar. Pode ser outro tipo de lesão, também.

  166. Doutora, minha boca está soltando pele e apareceu algumas bolhinhas juntas (tudo isso internamente nas bochechas)… e um pontinho que sumiu !!! O q pode ser isso !!! Ha mais ou menos 2 semanas.

  167. Bom dia Doutora,

    Há mais ou menos um mês surgiu uma especie de bolha na parte inferior da minha boca, ficou tipo um tetinha de infecção depois estourou, quando ela esta quase desaparecendo começa a me doer de novo e começa a crescer novamente, ficando tipo uma bolha, até estourar novamente mas não esta sumindo, conversei com meu dentista e ele disse que poderia ter machucado quando me mordi sem perceber, mas não está sumindo, grato aguardo seu retorno !!!

  168. Ola Dra.
    Então eu bebo muitoo, fumo só em fim de semana, não sou viciado ok? Mas fumo bastante.
    Apareceu hj de manhã uma pequena bola embaixo dos meus dentes de baixo, perto dos lábios, perto da gengiva, e esta preto agora a noite, muito roxo, e dolorida também.
    Poderia me auxiliar? Pls ?

  169. Olá, tenho 13 anos, não fumo, não bebo nem nada do tipo, mas ha uma semana atrás estava com uma dor de garganta por conta das amigdalas um pouco irritadas vamos dizer, ai depois apareceu uma bolinha bem pequena no canto da corda vocal, agora esta diminuindo, mas agora apareceu uma manchinha vermelha no final da bochecha, o que pode ser ? Agradeço desde já 🙂 beijos

    1. Duda, pode ser apenas uma irritação / inflamação na garganta, sem maiores consequências. Continue observando, se nos próximos dias a dor e a “bolinha” não sumirem, procure um otorrinolaringologista (ou um médico clínico geral) pra avaliar.

      1. A dor sumiu graças a Deus, estou preocupada agora com a manchinha vermelha no fundo da bochecha, pois a bolinha diminuiu bastante. Obrigado por responder 🙂 beijos

  170. Olá, doutora
    Ha uns dois dias tenho tido muita coceira no céu da boca e ontem fiquei coçando muito com a própria língua, e hoje apareceram umas manchinhas vermelhas no palato, será que foi devido a fricção? E tbm estou com uma afta no arco palatoglosso, dolorida.

    1. Joyce, provavelmente. Não dá pra dizer que a coceira e a afta tenham a mesma origem, tavez seja apenas uma grande coincidência.

  171. Olá ! Eu gostaria de saber o pq minha lingua sai pedaços. Eu não sinto cortar, mas sinto os pedaços meio soltos nela, nesse caso tenho que arrancar pq incomoda. Gostaria de saber o que pode ser isso.

    1. Maria, isso é totalmente inusitado… não é normal nem esperado que “saiam pedaços” da língua. Pode ser alguma coisa como língia pilosa, que deixa as papilas da língua mais “compridas”. Sugiro que você procure um dentista o mais rápido possível pra avaliar e em hipótese alguma “arranque” esses pedaços!

  172. Boa noite, Dra. eu ando preocupada… apareceu me umas bolhinhas vermelhas na lingua e no inicio da garganta, as amigdalas estao inchadas e com pontos brancos, o ceu da boca e por baixo da lingua esta amarelado, sera que me devo me preocupar?
    Obrigada.

    1. Raquel, se há uma alteração visível, seria bom a avaliação de um médico, principalmente se há outros sintomas associados. Procure um otorrinolaringologista.

  173. Ola doutora, estou com uma duvida mas nao sei o que e, queria que acompanhasse uma imagens que mandei para seu email, pois nao sei identificar na minha lingua, agradeço se responder meu email.

  174. Olá,

    Estou preocupado, há manchas vermelhas no céu da minha boca. Não dói, mas estou preocupado. Minha garganta inflama muito, estou aguardando para ser operado. Mas estou tomando remédio e não desapareceu. Tenho 30 anos, ex fumante e usuário do álcool.

    A ultima vez que fui ao médico, tinha um caroço no céu da boca, mas já sumiu.

    Se os medicamentos não fizerem efeitos, devo voltar ao médico com suspeitas de câncer?

    Muito bom as dicas e o video, parabéns.

    Sidney

    1. Sidney, na dúvida, é sempre bom consultar um médico ou dentista. Mas não diria que há suspeita de câncer, manchas podem ser apenas manchas. É preciso avaliar.

  175. Oi dra. apareceu ontem na minha língua uma bolinha preta na parte de baixo da lingua ,tipo nas partes q parecem estar soltas sabe, e grave??? Ah incomoda pq parece q a parte solta está maior.

    1. Rodrigo, se você puder ir ao dentista antes, melhor, até pra você ficar mais tranquilo. Mas se quiser aguardar pra ver se some, não me parece nada grave.

  176. Boa noite Doutora, estou com duvidas e talvez possa me esclarecer, ha dias minha boca queima e parece que tem dois buraquinhos no ceu da boca, ja olhei com um espelho de aumento e não vejo nada, mas passo a lingua e sinto, ja fiz uso de nistatina, mas não adiantou, aliviou somente com leite gelado e mel, tenho medo que seja algo grave, fico tensa só em pensar.
    Será que pode me ajudar???

    1. Rosangela, em que lugar do céu da boca estão esses “buraquinhos”? De qualquer forma, não me parece algo grave… pode ser apenas a reação a algo mais ácido que você tenha comido, por exemplo.

      1. Obrigada Doutora pela gentileza em me responder, respondendo a sua pergunta, os” buraquinhos” são no palato, e ja faz bastante tempo, nunca sangraram ou doeram, mas a ardencia ja ultapassa 15 dias, tem alguma coisa a ver, talvez com hormonios? Tenho hipotiroedismo.

        1. Difícil dizer só com base no seu relato, Rosangela. No palato onde? Do mesmo lado? Cada um de um lado? Simetricamente?

  177. Olá Doutora, boa noite. Tem 3 dias que apareceu uma bolinha de tamanho médio no canto da minha língua, lá atrás. Ardendo bastante. Fui à farmácia e comprei um remédio para pingar para afta, porém não vem adiantando muito. E outras bolinhas menores ao redor apareceram. Esta me dando dores do lado esquerdo do rosto, até umas pancadas no ouvido. Não sei que médico procuro, ou se é somente uma afta mesmo. Desde já obrigada.

  178. Oi Dra. Ana. Parabéns pelo site! Me tira uma dúvida? Meus labios estavam com uma sensação de queimação, pinicando, como se tivesse passado algo que deu alergia, sabe? No dia seguinte, eles amanheceram queimado e rachando, e apareceu um caroço do tamanho de uma ervilha da minha bochecha, bem sensível. Vc acha que pode ser de stress? Fiz uma endoscopia uns dias atrás e apareceu uma leve gastrite microgranulatosa, poderia ser disso TB? Nao sinto dores no estomago. Sei que eh difícil assim, só pela descrição, mas poderia me dar uma “luz”? Obrigada!!

    1. Karol, o caroço é na mucosa da bochecha mesmo ou na gengiva (e quando se apalpa a bochecha você sente)? Porque se for na gegiva, pode ser uma inflamação ou abscesso que está comprimindo algum nervo, por isso as sensações estranhas. Mas é só uma teoria.

  179. Olá doutora, gostaria de saber se o vírus HPV é fácil de contrair na boca ou é raro? Estou com uma bolinha minúscula no céu da boca, ela é branca… será q pode ser HPV? Obg.

    1. Ana, o HPV em boca é relativamente comum. Não dá pra dizer que é o seu caso, mas seria bom procurar um médico e um dentista pra fazer exames mais específicos.

  180. Boa noite!
    Doutora, estou com bolinhas de água no ceu da boca, bem próximo da garganta. Eles aparecem e desaparecem durante o dia. Com a língua consigo senti-las.
    Deve consultar um estomatologista?

  181. Ola doutora!!!! Ha dois meses apareceu uma lesao na gengiva, bem no pé do ultimo dente, pelo lado de dentro, começou com uma lesao muito dolorosa que sangrava muito na escovação… foi melhorando ao poucos, mas restou como se fosse um buraquinho na gengiva, não doi, mas sinto um pequeno incomodo ao escovar… isso ha dois meses…

    1. Glaubson, pela localização me parece que pode ser uma fístula, que é o local por onde o organismo expulsa o pus de uma infecção. Sugiro que você procure um dentista pra identificar a origem da infecção – que pode ser o canal desse dente, por exemplo – e tratar de acordo.

  182. Ola, estou com uma bolinha pendurada no ceu da boca, antes ela era da cor do ceu da boca, mas esta ficando branca, ha muito tempo atras eu havia removido-a mas ela retornou, e maior! O que devo fazer? Correr no dentista ? Pode ser grave? (parece um pedacinho de carne grudado no ceu da boca, nao posso chamar “aquilo de bolha”)

    1. Gabriel, pela sua descrição parece ser uma pápula, que é como se fosse uma “verruga”, digamos assim. Em si não é grave, mas será preciso remover novamente. Procure um dentista pra avaliar.

  183. Ola dra., estou com listras brancas, tipo camadas, apareceu alguns dias e não to sabendo identificar, quero ajuda.

    1. Procure um dentista pra avaliar, Maria Quiteria. Ele tem conhecimento técnico pra isso. Qualquer coisa que eu diga pra você, sem examiná-la, será “chute”.

  184. Oi doutora, por favor o que é uma bolha de sangue embaixo da lingua? Aconteceu assim que acabei de comer, qdo fui ver no espelho é uma bolhinha, mas nao ta doendo. Obrigada.

    1. Ana, provavelmente é um trauma local… ou uma reação a alguma coisa que você comeu. Por acaso você não bateu com a escova de dentes nesse local? Seria uma explicação. De qualquer forma, ela deve desaparecer com os dias. Se isso não acontecer, procure um dentista pra avaliar.

  185. Ola doutora, ha dois dias apareceu na bochecha da minha filha um pedacinho, tipo uma pedinho de carne da boca na cor branca, bem no final da bochecha, eu achei tivesse um pedaço de alimentos enroscado e fomos ver bem de perto e não era alimento, era da boca dela mesmo, queria saber o que deve ser, ela e eu estamos bem preocupada, obgd.

    1. Viviane, não dá pra dizer do que se trata apenas com base na sua descrição. Leve sua filha ao dentista pra avaliar.

  186. Olá boa noite novamente Drª! Desculpe não especificar. Na bochecha. E a afta esta na bochecha também perto dos labios. Estou tomando como o medico solicitou, foi Omcilon-A para tratar a afta na bochecha.

    1. Não dá pra afirmar do que se trata apenas com base no seu relato, Jackson. Quanto à afta ok, o Omcilon vai ajudar bastante, quanto aos caroços, se permanecer dessa forma pelos próximos dias, procure um dentista pra avaliar.

  187. Olha Doutora, estou muito preocupado, tenho 23 anos e apareceu uma bolha pequena na minha bochecha, vermelha, parece ser um machucado, eu pensei que nao era nada mas ja passou 1 mes, e ainda nao sumiu 🙁 pesquisei e vi que pode ser cancer de boca, nunca fumei na minha vida e raramente bebo. Gostaria de saber sua opiniao, o que pode ser…

    1. Luan, uma bolinha pequena e vermelha na bochecha pode ser várias coisas, e câncer é a possibilidade menos provável. A grande maioria das lesões em boca nada têm a ver com câncer, por isso, embora eu não possa afirmar do que se trata essa “bolinha” apenas com base no seu relato, a chance de ser câncer é baixíssima. Então, sugiro que você fique tranquilo e procure um dentista pra avaliar.

  188. Olá Drª, boa noite/bom dia! fiz o autoexame e encontrei caroços na parte superior da boca, sendo que na inferior também senti, mas menos do que a parte de cima. Também estou com uma afta que esta incomodando muito. Já é a segunda vez que tenho. Será que pode ser necessário alguma ação mais rigorosa além dos medicamentos?

  189. Olá doutora… bem… notei ha uma semana atras uma pequena bolinha branca… na parte interior do lábio… enfim, ela n dói e nem incomoda, mas estou preocupado com ela.

    1. Hudson, difícil dizer do que se trata apenas com base na sua descrição. Se ela permanecer pelos próximos dias, procure um dentista pra avaliar.

  190. Doutora, estou preocupado… há poucos dias surgiu uma pinta escura na mucosa da minha bochecha, mais pra parte de trás perto do segundo molar, parece uma pintinha de sangue, mas eu não tenho certeza, ela está escurecida, e sei que surgiu recentemente, pois sempre fico “examinando” minha boca e essa pinta não existia… o que pode ser? Obrigado.. =/

    1. Pedro, se for uma “bolinha de sangue” mesmo, a causa deve ser um trauma local, e ela deve sumir com o passar dos dias. Mas pode ser algum outro tipo de lesão, algo inflamatório, por exemplo. Se não desaparecer nas próximas 2 semanas, procure um dentista pra avaliar.

  191. Ola,

    Eu tenho uma mancha branca com um alto no final há coisa de duas semanas. Esperei que passasse mas nao foi a lado nenhum. Apareceu entretanto uma mancha mais avermelhada ao lado da branca. Estão ambas no interior da bochecha esquerda.
    Tenho ainda uma outra mais abaixo que tentei arrancar, sangrou e agora arde enquanto as outras duas sao indolores. Os meus dentes de siso do lado esquerdo ainda nao foram arrancados, e desde ontem que sinto a gengiva próxima do dente de siso a arder, e sangrei de todas as vezes que escovei os dentes.
    Eu estou no estrangeiro e o ideal seria ir ao dentista apenas dentro de um mês. Mas tenho medo que seja demasiado tempo. O que acha?
    Muito obrigada desde já,
    Catarina

    1. Catarina, quanto ao siso, se parte dele já estiver exposto, pode ser uma gengivite local ou até uma pericoronarite, a inflamação / infecção da gengiva ao redor do siso. Quanto às manchas, de forma alguma as raspe, nada na sua descrição me fez achar que elas são destacáveis, ainda mais se sangraram quando você mexeu. O ideal é procurar um dentista assim que possível… se o possível é daqui a um mês, ok.

  192. Olá doutora !
    Notei pela manhã que apareceu uma pinta escura na parte interna do meu lábio inferior, ela é bem pequena, parece um ponto, não sinto dor e ela não tem nenhuma elevação. Gostaria da sua ajuda! Grata.

    1. Elisa, é improvável que isso tenha aparecido de uma hora para outra. Pode ser só uma pinta mesmo, pode ser um nevo, um hemangioma… depende. Procure um dentista pra avaliar clinicamente. Mas fique tranquila.

  193. Olá, doutora estou com umas bolinhas avermelhadas na ponta da lingua, elas ficam ardendo e doendo, mal consigo falar pois doi muito, estou preocupada, dormi de tarde quando acordei estava com umas bolinhas em forma de circulo, tinha apenas tres, e agora nasceu mais uma e esta nascendo outra. O que pode ser ?

    1. Monique, pode ser um trauma local, resultado de algo mais picante ou ácido que você comeu, pode ser língua geográfica… depende. Procure um dentista pra avaliar.

    1. Kamila, não dá pra dizer o que é só combase na sua descrição. Mas se está aumentando, o ideal é procurar um dentista pra avaliar e ver o que está acontecendo.

  194. Oi doutora,
    Estou muito preocupada, pois há uma semana senti um formigamento entre os meus dentes incisivos centrais. No outro dia apareceu uma bolha vermelha extremamente dolorosa no meu palato perto desses dentes e não melhorou até hj. Há uns 2 dias observei vários pontinhos vermelhos agora na parte da frente na gengiva e que está crescendo. Parecem com a lingua… tem o mesmo aspecto. O que poderia ser? Estou com muito medo pois estou grávida e não posso fazer qualquer tratamento.

    1. Mayra, difícil dizer ao certo o que é apenas com base no seu relato, mas TALVEZ seja um granuloma piogênico, que é uma lesão inflamatória hiperplásica da gengiva, isso costuma aparecer em gestantes. Não é verdade que você, por estar grávida, não pode fazer qualquer tratamento… é que, quando não é uma urgência, dada a situação, prefere-se aguardar o nascimento do bebê. De uma forma ou de outra, você pode – e deve – ir ao dentista pra ver se é isso mesmo e pra que ele oriente você sobre como proceder.

  195. Olá, doutora! Primeiramente, gostaria de parabenizá-la pelo site!
    Aproveitando a oportunidade, tenho uma dúvida, que espero que possa me ajudar a sanar.
    Estou com uma pequena bolinha branca, um pouco saltada, porém indolor, na parte inferior da ponta da língua há mais de dois meses. Devo me preocupar?

    Agradeço desde já!

    1. Guilherme, em princípio não deve ser nada específico… uma maior formação de queratina por causa de um trauma, por exemplo. Mas seria bom procurar um dentista pra avaliar clinicamente.

  196. Olá… Nasceu uma bolinha vermelha no ceu da boca da minha mae, ela sente muita dor, apos tomar remedio e fazer varios bochechos começou sair pus e muito sangue, apos disso a bolinha diminuiu mas nao saiu totalmente ainda, o que pode ser? Estou muito preocupada e nao estou conseguindo achar medico especialista nessa area. Fico no aguardo.

    1. Ana, me parece ser um abscesso, o que revela uma infecção, que pode ser na gengiva ou no canal de um dente, por exemplo. Diga pra sua mãe procurar um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  197. Olá doutora, sou fumante. Recentemente notei um “caroço” do lado esquerdo na lateral da língua. Ele nao dói, o que pode ser? Ele nao tem cor.

    1. Igor, não dá pra sugerir nada apenas com base na sua descrição. Sugiro que você procure um dentista o mais rápido possível pra avaliar.

    1. Se forem os “pedacinhos” que eu estou imaginando, são projeções que fazem parte da anatomia normal da língua, Marlon. 🙂

  198. Oi Doutora. Sabe o fiozinho de baixo da língua? No meu tem uma linhazinha branca bem onde ele se liga com a língua. Essa tal linha sobe pela língua. E isso ta me causando uma dorzinha. O que será isso?

    1. Sua descrição não me lembra nenhuma alteração importante, Marlon. Se continuar doendo, procure um dentista pra avaliar.

  199. Ola Doutora, ha uma semana estou com o lado esquerdo do céu da boca dolorido e mal consigo comer de tanto q DOI. Se passo a lingua então quase choro de dor. O pior que notei no lado direito do pescoço um caroço que tbm DOI. Não to podendo comer nada quente e nem muito frio de DOI demais. Estou muito preocupada, o que pode ser??

    1. Pode ser uma reação local a alguma coisa que você comeu, pode ser uma queimadura, um abscesso… sugiro que você procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  200. Olá,
    Ha 1 mes apareceu me nas bochechas na boca umas pintinhas amarelas muito pequenas, o que será? Já fui a vários médicos e tomei várias coisas e não sai.
    HOJE APARECEU ME UMA PINTINHA NA BOCHECHA VERMELHA. COM ISTO ANDO STRESSADO?

    OBRIGADO.

    1. Almeida, difícil dizer ao certo do que se trata apenas com base na sua descrição. Mas podem ser, por exemplo, grânulos de Fordyce, que são pontinhos amarelados ou esbranquiçados com origem em glândulas sebáceas (como se fossem “pontinhos de gordura”). Eles não requerem tratamento, a não ser por uma questão estética, se a pesssoa se incomodar, e não trazem consequências para a saúde da pessoa. Mas não posso afirmar que seja isso, é preciso avaliar com mais critério.

  201. Bom dia,

    Meu noivo esta com os dentes sensiveis, parecendo que estar moles, esta sentindo dor e parece que o ceu da boca esta escuro, o que pode ser?

    1. Graciela, dentes sensíveis e sensação de mobilidade dentária pode ser sinal de problema periodontal, ou seja, na gengiva e no osso em volta dos dentes. Diga ao seu noivo pra ele procurar um dentista pra avaliar e ver o que está acontecendo.

  202. Olá, doutora! Notei há 5 dias que uma papila na borda lateral da minha língua estava branca. Dava a impressão de estar um pouco mais aumentada que as outras e descolorida. Passei omcilon orabase pensando na possibilidade de uma afta. Tenho notado que parece que a cor branca se tornou um pouco mais fraca, porém difusa. Não aparece em outras regiões. No entanto, deu a impressão de ter “borrado” um pouco e não ter mais ficado delimitado apenas à papila. Pode ser cicatrização de algum trauma local ou afta ou devo me preocupar com algo mais sério?

    1. Leonardo, em princípio a gente pensa no simples, como você mesmo sugeriu: uma afta, um trauma local. Se você notar que nos próximos dias o quadro não se altera, sugiro que procure um dentista pra avaliar.

  203. Olá Dra, então, tem uma bolha no céu da minha boca próximo aos dois dentes da frente, essa bolha esta meio roxa e quando aperto sai um pouquinho de sangue, é o segundo dia q ela esta aqui, então o que pode ser? Agradeço desde já.

    1. Gabriella, não dá pra saber só pela sua descrição, mas se você não machucou o local e sai alguma secreção dessa “bolha”, pode ser um abscesso, o que revelaria um problema gengival ou de canal. Procure um dentista pra avaliar.

  204. Olá Doutora, uso aparelho nos dentes, sem querer meu primo esbarrou na minha boca quando estávamos brincando, formou uma bolha pequena vermelha escura nos lábios inferiores, não dói nem nada, depois ela some? O que eu faço? Desde já obrigado. Abraços.

  205. Bem, meu caso não importa, comentei sem me indentificar pq eu quero é resposta pra minha duvida. Na verdade é: hoje de manha apareceu um caroço dolorido no canto da minha boca, e esta dolorido. o que será? So isso.
    E aqui onde moro estamos no inverno.

    1. K., você não é obrigado a se identificar quando faz uma pergunta, pode usar um nome falso ou só uma letra como você fez, sem problema. 🙂 Mas não tenho como ajudar você apenas com base nessas informações, “caroços doloridos” podem ser várias coisas, lesões inflamatórias, abscessos, até tumores (o que NÃO É sinonimo de câncer, ok?). Se esse caroço permanecer pelos próximos dias, procure um dentista pra avaliar.

    1. É que os comentários não são publicados imediatamente, Pablo. Eles vêm pra moderação, aí eu respondo e publico junto com a minha resposta. 🙂

  206. Olá doutora Ana, primeiramente parabéns por se dedicar a ajudar as pessoas assim, tão prontamente!
    Escrevo porque algum tempo atrás percebi uma verruguinha bem branca na lateral direita da minha língua, bem em cima da linha lateral. Parece com uma verruga redonda e bem saliente e tenho a impressão de ser causada pelo atrito com os dentes, mas hoje examinando me parece que aumentou um pouco. Tocando nela é um pouco sensível, arde um pouquinho. Subi uma foto para você dar uma olhada, parece com algo que conheces? Obrigado desde já. Atc: Pablo
    http://imageshack.com/a/img673/8047/yj1HoJ.jpg

    1. Pablo, pode ser uma lesão por mordiscamento, mesmo, mas pode ser, também, alguma outra lesão inflamatória ou até decorrente de HPV (não tenho como saber se é o caso, digo isso porque a lesão característica do vírus HPV é a verruga ou pápula). Enfim… procure um dentista pra avaliar.

  207. Ola Dra, apareceu uma mancha escura no ceu da minha boca, acho q queimei comendo algo muito quente, n tenho certeza.

  208. Olá doutora, há mais ou menos 3 dias percebi uma bolinha no céu da boca, ela não dói e é bastante dura, eu tenho 13 anos, sou muito cuidadoso com meus dentes, e uso aparelho (não sei se tem algo haver), tem como a doutora me dar uma resposta concreta, pois estou com muito medo de ser algo maligno.

    1. Não dá pra “dar uma resposta concreta” apenas com base na sua descrição, Pedro. Isso pode ser várias coisas, inclusive nada. Mas nada do que você me disse me fez pensar em câncer, se é essa sua preocupação. Não fique em casa pensando no que pode ser, peça pra que um responsável acompanhe você a um dentista pra avaliar.

  209. Apareceu uma bolinha amarelada na lateral da minha língua. Lá atras. E não dói. Nunca fumei e nem fiz uso de bebida alcoólica. Ainda assim pode ser câncer?

    1. Angelica, “poder” pode. Mas há uma infinidade de coisas que essa “bolinha” pode ser, e a grande maioria delas não tem nada a ver com câncer. Fique tranquila e procure um dentista pra avaliar.

  210. Olá Dra.

    Hoje percebi uma pequena elevação no céu da boca (parece uma espinha que não estorou) e é levemente dolorido quando passo a ponta da língua, o que pode ser?

  211. Ola doutora, ontem a noite apareceu um pontinho vermelho na minha bochecha por dentro, hoje acordei e nao melhorou nem um pouco. Eu estava usando antibiótico para curar uma dor de garganta e ontem era o dia de parar, a senhora acha que é um câncer? E se for, vc acha que tem a ver com a garganta? Estou com medo desse pontinho vermelho…

    1. Não dá pra saber o que é só pela sua descrição, Alice… mas nada do que você escreveu me fez pensar em câncer. Deve ter a ver com a garganta, sim. Aguarde mais alguns dias, se não desaparecer, procure um dentista pra avaliar. Mas não fique “encucada” não, a maioria das lesões em boca não tem nada a ver com câncer.

  212. Ola Ana, estou com uma bolha pequena na bochecha, do lado do ciso esquerdo, recentemente tive catapora e surgiram algumas bolhas brancas na garganta, mas essa na bochecha é roxa, o q pode ser?

    1. Khayen, difícil dizer ao certo… pode ser ainda um reflexo da catapora, pode ser um inflamação local, um machucado por você ter mordido, uma mancha, etc.. É preciso avaliar pra identificar a causa e tratar de acordo, se necessário. Procure um dentista pra avaliar.

  213. Ola dra, boa tarde! Ja faz uns 2 meses que apareceu uma pequena bolinha na parte de baixo da minha lingua, ela se parece com aquelas bolinha de agua, não doi, mas incomoda as vezes, logo antes dela aparecer eu comecei a ter aftas, primeiro apareceu uma na gengiva de baixo na frente, e depois apareceu duas em cima e logo sumiram, espero que a sra me responda.
    Grata, Nathalia.

  214. Dra, tenho um dente furado (podre), essa parte podre vai até a gengiva, tem uns três dias que venho sentindo uma dor insuportável, e essa dor parece que passa pra os outros dentes do lado, e a gengiva em volta de uns 4 dentes vizinhos tá inchada, e hoje percebi que tem uma bolha no céu da boca, o que pode ser? É algo grave? Ao encostar na bolha com a língua da uma dor direto no dente.

    1. É um abscesso, Abel… uma “bolsinha” de pus dentro da gengiva, e esse pus deve ter origem na infecção do canal – e/ou dos tecidos em volta – desse dente estragado. Procure um dentista o mais rápido possível pra avaliar e tratar de acordo.

  215. Olá Ana, ontem notei a presença de uma região esbranquiçada na bochecha (parte interna), um pouco inchada, o aspecto lembra uma bolha estourada, com tecido “solto”. Descobri depois de comer pipoca, então acredito que possa ter relação ou não com mordida na região. É algo para preocupar?

    1. Luis, parece ser um trauma local, mesmo, como você sugere. Se não melhorar com o passar dos dias, procure um dentista pra avaliar. Mas acho que vai melhorar.

    1. Elisa, então procure um dentista pra avaliar. Pode ser alguma lesão específica, pode ser algo causado por um trauma local… depende.

  216. Boa tarde dra. Há uns dias dei fé que tinha uma bolha na parte inferior da língua, após o aparecimento dessa bolha pareceu uma afta, suponho eu que seja, apareceu do mesmo lado da bolha só que na gengiva, posto isto, após o aparecimento dessas duas coisas, passado uns dias começou a doer a amígdala do mesmo lado da bolha e da afta, será algo preocupante? É que doi pra caramba, nem engolir saliva consigo.

    1. Joana, não dá pra dizer apenas com base na sua descrição. Sugiro a avaliação de um médico otorrinolaringologista.

  217. Olá doutora, hoje eu acordei e percebi que tinha nascido duas bolinhas juntas no meu céu da boca, doía quando eu mexia com a lingua, mas depois de uns 30 sumiu, a região está um pouco dolorida, mas nada muito forte. O que sera? Pode ser sinal de algo mais grave ?

    1. Thiago, se sumiram, não devia ser nada demais. Provavelmente algo causado por um trauma local, algo que você comeu, etc..

  218. Dra… apareceram 3 bolinhas brancas no ceu da boca !
    Estou com a imunidade um pouco baixa ! No primeiro dia senti um inchaço no céu da boca… no segundo dia vi 3 bolinhas brancas amareladinhas no céu da boca… no terceiro dia (hoje) elas estão brancas amareladas com a circunferência vermelha…
    Ai comer algo ácido incomoda um pouquinho (nada muito relevante)… a textura aparentemente é a mesma e o inchaço diminuiu… não queimei e nem cortei acidentalmente essa região !
    Você sabe o que pode ser ?

    Esqueci de falar rs, junto com isso também no primeiro dia senti uma ardência em volta da boca e hoje ela fica somente seca em volta… Obrigada !!!!

    1. Beatriz, me parecem aftas, elas podem aparecer em caso de baixa de imunidade. Deve se resolver de forma espontânea, mas se persistirem ou se surgirem mais, procure um dentista pra avaliar.

  219. Boa tarde! Doutora, eu mordi minha bochecha e primeiro apareceu algumas bolinhas brancas, que logo sumiram, mas agora no lugar delas apareceu um caroço pequeno, da mesma cor da bochecha, não dói. Mas estou preocupado com isso, o que pode ser? Fui ao dentista, mas ele disse que poderia ser o dente quebrado na parte inferior que estaria tendo um atrito com a bochecha, mas eu estou preocupado com isso. Me ajude!

    1. Ulisses, parece que a causa desse “caroço” é traumática mesmo, sua descrição me leva a concordar com o seu dentista. É preciso, portanto, remover o que está machucando a sua gengiva (restaurar ou desgastar um pouco o dente), se o “caroço” não desaparecer, deve ser preciso removê-lo.

  220. Dra. bom dia,
    Há uma semana minha língua na parte da frente está como se estivesse queimada. Minha garganta dói quando eu espirro, acho que nas amigdalas. Há um dia percebi umas manchas vermelhas no céu da boca. Estou muito preocupada. Que médico eu devo procurar para uma avaliação?

    Obrigada.

  221. BOA TARDE DRA, ESTOU ALGUMAS SEMANAS QUANDO PASSO O DEDO DEBAIXO DA LÍNGUA DO LADO DIREITO NA REGIÃO DE PRÉ MOLARES SINTO UM CAROCINHO, NÃO DA PARA VER A OLHO NU, MAS QUANDO PASSO O DEDO DÓI E AO COMER TAMBÉM TEM ALGUMA COISA, PARECE QUE TEM UMA ESPINHA ESTREPANDO NAQUELE LOCAL, VC PODE ME AJUDAR, SE PUDER ME RESPONDE NO EMAIL. OBRIGADO.

    1. Elielson, pode ser uma fístula (um local por onde o organismo libera o pus de um abscesso), pode ser um cálculo salivar, pode ser só uma afta… depende. Se continuar incomodando nos próximos dias, procure um dentista pra avaliar.

  222. Olá doutora, obrigado pela última resposta. Consegui tirar uma nova foto, acredito ser mais visível a mancha vermelha da qual eu estava falando, a consulta com o dentista está marcada para segunda, porém eu devo tirar logo de minha cabeça que isso possa ser câncer? Fiz uma ultrassonografia do pescoço e no relatório o médico falou que descobriu “formações nodulares fusiformes hipoecogênicas com centro refringente onde a maior delas mediu 1.6 X 0.6 cm de diâmetro.” Devo me preocupar?

    https://imagizer.imageshack.us/v2/320xq90/r/538/93LcIt.jpg

    1. Essas formações podem ser várias coisas, linfonodos, calcificações de tecidos moles… esses achados não representam, necessariamente, algum problema. Acho que você não tem com o que se preocupar, na segunda o dentista vai avaliar clinicamente, associar com outros dados e dizer alguma coisa pra você.

  223. Boa tarde, Doutora! Estou com uma bolinha rosada e pequena no palato já ha 5 meses ou mais. Porém, ela não some nem aumenta de tamanho… não sinto dor nem nada…

    1. Paulo, já que faz tanto tempo, mesmo sem dor, seria bom que você procurasse um dentista pra avaliar, de preferência um especialista em diagnóstico bucal (estomatologia). Via de regra lesões bucais são benignas, sem maiores consequências, mas é necessário um diagnóstico preciso, até pra você se tranquilizar quanto a isso.

  224. Olá doutora. Tenho 15 anos e volto a perceber uma mancha vermelha na lateral da língua, quando toco ou passo um cotonete nesse local ela fica sensível, sem falar nesses caroços que ficam ao redor desta manchas que eu acredito serem HPV, porém não tenho certeza. Pode essa mancha que já está aí há mais de 5 meses ser câncer? Tenho uma foto: https://imagizer.imageshack.us/v2/320xq90/r/661/fEl3fk.jpg

    1. Thiago, na foto não dá pra ver bem se são só as papilas da própria língua (umas maiores, que ficam no fundo, chamadas “valadas”) ou algum outro tipo de lesão. Mas não pensei em câncer, não. Procure um dentista pra avaliar clinicamente.

  225. Boa tarde Dra. Apareceu uma bolinha (tipo espinha) no assoalho da língua. Isso é algo para se preocupar? Lábios ressecados também! Obrigada.

    1. Se não há outros sintomas, aguarde mais uns dias pra ver se ela desaparece, Michelle. Se persistir, procure um dentista pra avaliar. Os lábios ressecados não parecem ter nada a ver com isso.

  226. Boa tarde Dra, tenho tido cortes no interior das bochechas e pequenas bolhas brancas no ceu da boca, gostaria de me informar sobre o q estes sintomas possam indicar.
    Muito obrigado.

    1. Tibor, não dá pra afirmar do que se trata apenas com base na sua descrição. Essas lesões podem ser consequência de alguma coisa mais picante ou ácida que você comeu, pode ser uma infecção por bactéria ou fungo, por exemplo… depende. Sugiro que você procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  227. Boa noite, doutora.
    Há uma semana senti o céu da boca dolorido, como se estivesse cortado, mas hoje já está melhor, mas sinto como se tivesse um cravinho bem pequeno. Há dois dias, sinto minha garganta doendo, como se tivesse um pigarro, e a borda da garganta está avermelhada. Hoje, percebi que ao lado direito da língua apareceram duas bolas pequenas rasas brancas e em volta vermelha. Essa dorzinha de garganta tbm está refletindo no meu ouvido direito. O que será?

    1. Pode ser resoltado de um trauma local ou de alguma coisa mais ácida ou picante que você tenha ingerido, Carolina. Pode ser uma infecção / inflamação de garganta. Enfim… procure um médico otorrinolaringologista pra avaliar.

  228. Drª, há umas duas semanas venho percebendo algumas coisas estranhas em minha boca. No começo eu estava lambendo muito os lábios. Depois começaram a surgir múltiplas aftas, até mesmo em minha gengiva. Nos ultimos dias surgiu uma bolinha branca (parece recheada de pús) na parte de baixo da minha língua. Não sinto dor nem nada, mas ela é extremamente saltada e é de extremo incomodo tê-la. O que pode ser? Devo ficar preocupado? Como devo tratar?

    Agradeço a atenção.

    1. Pedro, não tenho como dizer exatamente do que se trata apenas com base na sua descrição, mas me parece alguma coisa de origem inflamatória / infecciosa, nada a ver com câncer. Você lembra de ter comido alguma coisa “diferente”, mais salgada, mais ácida, mais picante? Toma alguma medicação de uso contínuo? É preciso procurar um dentista pra determinar a causa pra poder sugerir um tratamento, que vai desde um antibiótico ou antifúngico até um colutório específico pra aftas.

  229. Olá, Doutora. Bom dia!

    Primeiro quero te parabenizar pelo site, excelente!! É ótimo ver que ainda existem pessoas que tem prazer em ajudar.

    Bom, hoje de manhã percebi que nasceu uma espécie de bolinha/pinta na parte interna do meu lábio inferior. Ela é pequena, bem escura, parece sangue pisado. Não dói, não coça, não incomoda… Não me recordo de ter mordido ou machucado esta parte da boca.
    Devo me preocupar?! Procuro algum especialista?

    Obrigada.
    Abs., Gabriela.

    1. Gabriela, esse tipo de lesão geralmente é causada por trauma, mesmo que você não se lembre de ter mordido ali. Dessa forma, deve desaparecer espontaneamente. Caso isso não aconteça na próxima semana, sugiro que você procure um dentista pra avaliar.

      1. Dra. Apareceram mais ou menos umas três pequenas bolinhas pretas na boca do meu namorado (lado do dente na bochecha). Estou super preocupada porque pesquisei e a maioria dos sites fala que é câncer. O q devo fazer Dra.? Devo levar ele num dentista ou em outro médico, e de qual especialidade?

        1. Jordenia, tanto um médico quanto um dentista podem ajudar. Mas fiquem tranquilos, a grande maioria das lesões em boca não tem NADA a ver com câncer, e “sites” não têm como diagnosticar esse tipo de coisa, é preciso um exame feito por quem entende. Tem muita coisa boa na Internet mas, infelizmente, muita bobagem, também.

  230. Dra. Ana, estou com uma amigdalite e faringite, já fui ao otorrinolaringologia e ele disse que estava tudo bem. Eu tenho umas manchas vermelhas mais escuras nas amígdalas, será normal? Ele disse que sim, que fazia parte da infecção. Mas não encontro em lado nenhum a dizer isso. Eu estou a fazer medição de amoxicilina e ácido clavulânico 850 mg e trometamina 30mg, será um efeito dos medicamentos? Meu pai foi diagnosticado com cancro no pulmão e eu ando paranóica… Eu sou fumadora, tenho 25 anos, mas neste momento já reduzi e estou quase a deixar de fumar. Será normal ou pode ser cancro?

    1. Angela, se você ainda está tratando a infecção, essas manchas devem ser or causa disso, mesmo. Espere a resolução do quadro e, se após isso as manchas permanecerem, você pode até fazer uma reavaliação com o otorrino. Mas realmente acho que não é nada mais sério.

  231. Olá Dra.!
    Ontem pela manhã comendo um pão de queijo senti uma ‘câimbra’ na língua. Deu a impressão que a minha língua estava encolhida do lado esquerdo. No final da manhã senti uma dor muito mais forte, mal conseguia engolir saliva, tipo dor de garganta e algumas pontadas no ouvido. Apalpei a língua e senti uma bolinha que doía muito. Forcei para almoçar, mas ainda estava doendo. Final da tarde já estava melhor, conseguindo engolir e sem dor. Já me aconteceu outra vez, mas sem essa dor intensa… Seria uma câimbra mesmo ou devo procurar um especialista?

    1. Flávia, pode ser câimbra, sim. A língua é um músculo, e como tal, pode ter câimbras. Se acontecer de novo, sugiro que você procure um dentista pra avaliar.

  232. Olá doutora, ha 2 dias apareceu uma manchinha vermelha no ceu da boca, eu senti uma leve dorzinha, passei Omcilon e parou de doer, e agora esta mais clara, isso pode der cancer?? Qual medico tenho q procurar?? Desde já obrigado.

    1. Rangel, em princípio é só uma mancha, sem maiores consequências. Se a mancha persistir por mais alguns dias, procure um dentista especialista em diagnóstico bucal (estomatologia) pra avaliar.

  233. Boa noite, Dra.

    Na minha gengiva, próximo aos dentes, apareceram pequenas bolinhas brancas, indolores. Nos dentes de cima, nasceu um bolinha um pouco maior, mais visível que as da parte de baixo. O que pode ser?

  234. Olá doutora, tenho uma duvida, eu estou com dois caroços na boca que ao apertar doi e coça por dentro ,já fui em alguns dentistas mas me disseram que cancer não seria.

    1. E disseram que seria o quê, Renata? Realmente sua descrição não me faz pensar em câncer, mas em algo de origem inflamatória.

  235. Olá, Boa Noite Dra,

    Queimei uma afta na língua duas vezes. Foi um otorrino quem a queimou. Acontece que ela não cicatriza faz uns três meses. Por favor, o que pode ser? Obrigada.

    1. Mary, não é normal que qualquer ferida não cicatrize após 3 meses. Sugiro a avaliação de um dentista especialista em diagnóstico bucal (estomatologia).

  236. Dra. Ana, boa noite
    Estou preocupado, pois apareceu no céu da minha boca há aproximadamente 10 (meses) uma bolha (circulo áspero), no qual a pele fica embranquecida na circunferência dela. Enfatizo que após alguns dias a pele embranquecida acaba saindo, onde apresenta um furinho bem no seu meio, às vezes consigo tirar com o próprio dedo, dado o desconforto. Gostaria de registrar que essa mudança da pele vem se dando pelo menos a cada quinze dias. Após a retirada da pele ao verificar o céu da boca tenho a impressão de aparente normalidade, porém se passa alguns dias e lá esta a bolha (circulo áspero) de novo. Fui ao dentista, o qual me falou que essa ferida tem como origem o fato de eu ser fumante (o calor do cigarro quando trago), informando ainda que a única maneira de parar de apresentar essa bolha… seria eu largar o cigarro. Cá pra nós, mas achei um tanto vaga sua explicação, haja vista algumas respostas aqui no site. Poderias me ajudar com alguma orientação, pois como falado no início estou bastante apreensivo.

    1. Neto, se há algum agente de trauma local – no se caso, o cigarro -, a explicação do seu dentista faz sentido. Uma das formas da mucosa de defender da agressão da fumaça do cigarro é fazendo uma hiperqueratinização (formar mais queratina), o que explicaria essa mancha.

  237. Oi dra. Eu estou com uma bolha branca debaixo da língua! Quanto mais eu como alimentos com sal, a bolha cresce. O que pode ser isso e o que posso fazer pra sumir ou tratar isso?

  238. Olá doutora. Faz um tempo que nasceu uma bolhinha do lado da minha língua, é da cor da pele mesmo e as vezes cria uma pelezinha branca ao redor que com poucos dias sai. As vezes fica um pouco mais inchada que o normal e dói. Ficaria muito grato se você pudesse me ajudar com esse problema que me incomoda tanto.

        1. Pode. Mas pode ser outra coisa, também. Sem uma avaliação clínica, qualquer coisa que eu diga será apenas uma possibilidade.

  239. Boa noite Dra, de uns 3 meses pra cá tenho observado que algumas vezes após minhas refeições aparece um carocinho bem parecido com uma espinha no céu da minha boca. Não são em todas as vezes que eu como que aparece, mas pelo menos uma vez ao dia sim. Estou começando a ficar preocupado com isso.

    1. Douglas, pode ser uma fístula, o que revelaria uma infecção. A origem dessa infecção pode ser o canal de um dente ou a própria gengiva. Não precisa ficar preocupado, parece algo de origem inflamatória, mas é essencial que você procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  240. Bom dia Dra, gostaria de tirar um dúvida que está me preocupando ha algum tempo, bem nos dois cantos internos na bochecha, bem no meio, aparecem frequentemente uma bolinha de cada lado, como se fosse de água, eu fricciono elas e sai um líquido pegajoso transparente, como se fosse saliva mesmo, só que mais espessa, geralmente quando eu faço alguma atividade física sinto que perto da garganta também surgem essas bolinhas, porem minusculas, que assim que eu passo a língua sai esse líquido delas, isso já faz mais de um ano que ocorre, minha dentista falou que pode ter relação com as glandulas salivares que se rompem, minha preocupacão é porque as duas sempre aparecem juntas, e em determinados períodos em outros locais da boca. O que a Dra. acha que pode ser?

    1. Realmente, Eloisa… parece ser algo relacionado às glândulas salivares menores, temos inúmeras na boca. Outra possibilidade é herpes, mas acho improvável pela sua descrição da forma que elas aparecem. Se isso não incomoda você, creio que não haja motivo pra preocupação.

  241. Olá, eu mordo minha boca por dentro, tenho 12 anos, tipo eu pego o dente e fico mordendo e fica meio rasgadinho, bem pequeno, isso pode causar alguma doença? Bacteria? Se sim, me responda o que eu posso fazer pfv!

  242. Pelo fato de esta gripada e com tosse muito forte, todo dia antes de dormir olho como está minha boca, ontem notei uma bolinha vermelha na bochecha, parece sangue pisado, não doi, e não sinto nenhum relevo, se passar o dedo não dá pra sentir.. Estou muito preocupada!!

    1. Larissa, pode ser que você apenas tenha mordido a bochecha, sem maiores consequências. Em princípio, deve desaparecer nos próximos dias. Se não, procure um dentista pra avaliar.

  243. Boas doutora, tenho 18 anos e sou fumante, há uns dias pra cá reparei numa bolinha dura ou caroço que tenho na zona abaixo na lingua perto dos dentes, é da cor da boca e não se vê a olho nu, só quando passo o dedo ou a lingua é que sinto. Que pode ser? É algo grave?

    1. Marlene, pode ser algum tipo de calcificação, como um cálculo salivar, por exemplo. Se for, não é grave, mas é preciso remover. Procure um dentista pra avaliar.

  244. Eu tenho uma “bolinha” embaixo da lingua, é dura e dói quando estou comendo, acho que faz uns dois anos que eu tenho isso… O que é?

  245. Primeiramente, parabenizar pelo excelente site!

    Dra. Coloquei um piercing sublingual faz uns 7 meses e de uns dias pra cá surgiu uma bolinha, nao muito dura, mas nao mole demais, e de vez em quando fica com uma coloração esbranquiçada, as vezes até um pouco inchada. O piercer disse que era só fazer bochechos duas vezes ao dia com sal marinho, mas até agora nao vi diferença alguma… A bolinha é do tamanho da tarrachinha do piercing… Devo me preocupar com algo? Retirar o piercing?

    1. Elisa, essa “bolinha” deve ser algo ligado à cicatrização, uma pequena hiperplasia ou quelóide. Não que haja necessidade de remover o piercing, mas se você tivesse me perguntado antes de colocá-lo eu diria: não faça isso. Nenhum tipo de piercing, em boca, é recomendável, principalmente em freio lingual, labial, etc.. Causa feridas, entorta / quebra dentes, e por aí vai. Preciso escrever um post só sobre isso…

  246. Olá dra., estou com uma bolinha no céu da boca já tem uns 3 meses. Ela é da cor do céu da boca. No começo, ela não doía, agora, sinto uma dorzinha, e o lado que está essa bolinha, queima um pouco. Fui ao dentista, ela me aconselhou a procurar um cirurgião buco maxilar. O que vc poderia dizer a respeito? Obrigada. abço

    1. Claudia, ou é um abscesso – o que quer dizer que o canal de um dente ou a própria gengiva pode estar infeccionada – ou é algum outro tipo de lesão bucal. Considerando que sua dentista sugeriu a avaliação de um cirurgião bucomaxilofacial, provavelmente não é um abscesso. Procure-o ou procure um dentista especialista em Estomatologia (Diagnóstico Bucal) pra avaliar, mas fique tranquila, a grande maioria das lesões em boca não tem nada a ver com câncer.

  247. Boa noite, Dra. Ana!!!
    Meu marido me chama de hipocondríaca, pois tudo me apavora. Ontem passou no jornal local sobre o auto exame bucal e fui fazer. Coloração normal, sem feridas, sem aftas… aparentemente tudo normal. Porém debaixo da língua próximo da veia encontrei uma micro bolinha durinha que só é sentida quando passo o dedo. Ao olho nu parece ser da mesma cor da língua. Não dói, não coça e nem incomoda. Aliás, incomoda pq sei que se eu passar o dedo vou sentir. Como citei que falam que sou hipocondríaca, eu fiquei desesperada e vim procurar na net. Adorei achar sua matéria. A senhora conseguiria fazer um diagnóstico com esses dados? Obrigada.

    1. Maisa, diagnóstico pela Internet não dá. Mas posso dar uma opinião: não me parece nada demais. Se a bolinha é tão pequenininha e tem a coloração da própria mucosa, creio ser algo anatômico, quem sabe uma glândula salivar menor. Na ausência de sintomas e de outros sinais, eu não me preocuparia.

  248. Olá doutora, eu tenho HPV, e apareceu pequenas “verrugas” na língua… Até ai tudo bem. Eu na verdade nem cheguei a ir no médico removê-las, pois já sabia do que se tratava. Eu achei que iriam sumir, e não sumiram, elas só estão crescendo cada vez mais e estão meio que se multiplicando. Antes eu tinha uma na lateral da língua, agora surgiram duas na ponta da língua. Então apareceram duas aftas, sim, DUAS na minha gengiva, porque eu nunca vi aparecer duas juntas. Então, você acha que deve ter relação com os condilomas? Será que é necessário eu remove-los? Ou vão sumir com o tempo? (assim como sumiram os da genital)

    1. Sara, até pode ter a ver, mas o aparecimento dessas aftas pode ser apenas uma grande coincidência. De qualquer forma, elas devem desaparecer espontaneamente. Quanto aos condilomas, você não deve ficar aguardando que eles desapareçam! Procure um médico pra tratar.

  249. Estive na dentista há 15 dias atrás para limpeza de rotina e tudo estava bem. Hoje passei a língua e senti uma protuberância pequena na mucosa da boca, na parede interna bem no meio. Fui olhar e a aparência é como se fosse uma bolha de sangue, vermelho bem escuro. Não dói.
    Estou apavorada, o que poderia ser? Obrigada!

    1. Carla, provavelmente você mordeu a bochecha, mesmo sem ter percebido. Não é incomum. Se a “bolha” não sumir nos próximos dias, procure um dentista pra avaliar.

  250. Oi dra!!! Estou com uma duvida…
    Vira e mexe aparece e some um carocinho / bolha avermelhado no ceu da boca, e dói muito… o que pode ser?

    1. Lau, uma possibilidade é que seja um abscesso, o que revela uma infecção. A infecção pode ter origem na própria gengiva ou no canal de um dente, por exemplo. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  251. Olá doutora, há mais ou menos uma semana nasceu uma bolinha pontuda branca na minha boca. Ela não dói, porém antes dela nascer estava usando antibiótico para uma infecção urinária e me lembro que mordi meu lábio também. O que será que é? Devo me preocupar? Ou é só esperar os dias para ela ir embora?

  252. Oi, fui ao dentista do posto duas vezes já e ela me disse a mesma coisa, que é nada, porém achei estranho, pois estou com uma saliência no lábio inferior, é vermelha e esticada, tem um tracinho branco. Estou com medo pois tenho notado crescimento:

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1379280049055135&set=a.1379280095721797.1073741827.100009194586157&type=1&theater
    não sei se vai dar pra ver direito, mas estou assustada, se puder me ajudar de alguma forma, obrigada.

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1379281312388342&set=a.1379280095721797.1073741827.100009194586157&type=1&theater
    acho que esta foto esta melhor.

    1. Anna, sugiro que você procure um dentista especialista em diagnóstico bucal (estomatologia) pra um diagnóstico mais preciso. “Nada” eu acho que não é, ainda mais se você tem visto crescimento. Mas não fique preocupada, não estou achando que é algo grave, só acho importante identificar o que é. Pode ser uma queilite actínica, por exemplo, uma lesão causada pelo sol.

  253. Olá Doutora,

    Ha quase um mês atrás notei que havia um lesão na minha língua na parte inferior dela, como se fosse uma bolha transparente, eu achei que ia passar, então na minha consulta com minha dentista ortodontica resolvi não perguntar sobre o caso, mas ha uma semana atras eu estava mascando chicletes e ela começou a doer, fui ate o espelho e ela estava vermelha eu resolvi “estourar”, e ela voltou a ser transparente novamente, passei com o medico ele me receitou um remedio para infecção, mas acho que o medico é meio preguiçoso, ja que eu estou com isso faz quase 02 meses, sera que tem relação com cancer de boca?

  254. Doutora, tenho 17 anos, e aproximadamente 1 mes atras nasceu uma afta na bochecha, muito proxima dos dentes la de tras, qnd eu ia me alimentar eu sem querer mordia e virou uma ferida, fui no medico e ele passou uma pomada para colocar, cicatrizou em duas semanas, mas essa semana eu sem querer mordi dnv, e fez um nova ferida, ate q nasceu uma bolinha de cor branca, que por causa do volume dela, as vezes eu mordo, pois e bem proxima dos dentes la atras, será que pode ter virado cancer?

    1. Não Antonio, me parece bem claro que o problema e uma lesão causada por trauma, não tem nada a ver com câncer (e nem vai “virar” câncer). Mas sugiro que você procure um dentista pra avaliar, é preciso verificar a razão de você estar mordendo a bochecha pra sugerir uma forma de evitar que isso continue (um pequeno desgaste do dente, por exemplo).

    2. Boa tarde, Doutora! Meu palato esta ficando com manchas vermelhas e com pontinhos vermelhos e não dói, e a lateral da lingua e a ponta também ficam pontinhos vermelhos e dói. E o que pode ser? Isso deu em mim e uns 3 dias depois desapareceu, e agora voltou de novo. Desde ja agradeço. bjos

      1. Luana, difícil dizer apenas com base na sua descrição, mas parece algo de origem inflamatória ou infecciosa. Procure um dentista pra avaliar assim que possível.

  255. Eu esqueci de dizer que estou tratando um canal, e daí nasceu essa bolha.
    Fui no dentista ontem, e ele me pediu pra fazer bochechos com água morna e sal, para que a bolha secasse… Estou fazendo e meio que vi resultado.
    Obrigada, Dra 🙂

  256. Oi Dra. faz uns 3 dias que eu reparei uma bolinha branca do lado esquerdo da minha bochecha por dentro, e em volta está vermelho, e eu acho q essa bolinha é pus… por favor, responda, estou preocupada com isso.

    1. Hingred, pode ser uma afta, pode ser uma fístula (uma local por onde seu organismo expulsa o pus de um abscesso / infecção)… depende. Pra ter certeza, só procurando um dentista pra avaliar clinicamente.

  257. Apareceram 3 manchas no meu labio inferior, meio roxas, e dentro delas tipo uns riscos brancos, o msm ocorreu na bochecha, fui a um dermatologista e ele falou q era liquen plano oral e me receitou uma pomada (MUD oral), so q eu nao sinto nada, nem dor nem coceira nas manchas, sera q é essa doença msm? O q devo fazer ?

    1. Parece que é sim, Matheus. Seria interessante a avaliação de um dentista especialista em diagnóstico bucal (estomatologia) pra ver se é preciso algum procedimento específico.

  258. Boa noite, Dra!
    Há 4 dias nasceu uma bolha no céu da minha boca, no começo quando eu pressionava com a língua doía o dente, mas agora meio que parou de doer. Essa bolha tem me incomodado bastante pra comer ou beber água, meu dentista disse que é normal, mas eu fico muito agoniada com isso. Gostaria de saber se posso estourar em casa, ou ela desaparece depois de um tempo?
    Agradeço desde já.

  259. Boa noite Dra! Vejo sua atenção com os internautas e resolvi tirar uma duvida. Estou com umas feridinhas na gengiva, a principio achei que era por conta da escova dura que tinha machucado, como já tinha acontecido antes. Só que essas “feridinhas” estão ardendo, principalmente quando eu como. E já lembrando que tenho herpes labial, comecei a imaginar que poderia ser na minha gengiva também (apesar de nunca ter ocorrido na gengiva antes). E agora eu lhe pergunto, devo procurar um dermatologista ou um dentista mesmo? Para que possa saber o que realmente é isso, ou me passar um tratamento já que para a herpes labial eu uso pomada e claro que não vou passa-la dentro de minha boca. Desde já agradeço a atenção, pois já estou ficando um pouco assutada com isso. Obrigada, e até logo.

    1. Ray, até pode ser herpes, mas não dá pra afirmar só pelo seu relato. Podem ser aftas ou outro tipo de lesão, também. Você pode procurar um dentista.

  260. Bom dia, Dra.

    Em torno de 15 atrás nossa rotina familiar mudou da água para o vinho. Meu irmão de 17 anos descobriu que está com um tumor no céu da boca. O único possível sintoma foi há alguns meses uma dor devido ao nascimento do siso. Numa quinta feira 15/01/2015 ele veio me mostrar que estava com uma bolha enorme no céu da boca, escura e densa, ele custou a ver o problema e a nos falar. Na sexta feira essa bolha estorou ele foi ao posto de saúde, os médicos e dentistas não sabiam do que se tratava e começou a batalha… Está tudo vago, não sabemos o que ele tem nem a causa, ainda bem que o SUS para ele funcionou e no dia seguinte ele se consultou com um especialista e o mesmo diagnosticou como um tumor, pois cada vez que a bolha estourava a mesma crescia maior. Ele fez a cirurgia dia 22/01/2015, teve retorno do médico nessa segunda feira, foi liberado para retornar ao trabalho, porém ontem a boca voltou a sangrar. Estamos aflitos, pois o resultado da biopsia vai demorar ainda 10 dias e eu não encontro na internet nenhum artigo que trate de como surge, os passos e sintomas de um possível tumor maligno. Observei seu blog e sua atenção com os internautas e lhe escrevo a fim de tentar colher informação sob o caso dele já que o médico ainda não falou sob o caso.

    1. A ansiedade do seu irmão e da família toda a respeito disso é compreensível. O fato dos dentistas e dos médicos não saberem do que se trata não significa que seu irmão tenha um tumor maligno… é que um aspecto de lesão pode significar uma série de tumores, então não há como dizer pra ao paciente o que ele tem antes do resultado da biópsia. E tenha em mente que tumor não é sinônimo de câncer, pelo contrário, a grande maioria dos tumores em boca é benigna. O primeiro passo já foi dado, que é a busca por um diagnóstico preciso. Agora é preciso ter calma – sei que não é fácil – e aguardar o resultado para dar o próximo passo. Não sei se foi retirado apenas um pedaço do tumor pra fazer a biópsia… se foi, provavelmente será preciso removê-lo por completo, tanto benigno quanto maligno (que reitero, em boca é algo raro). Fico aguardando notícias.

  261. Ola doutora, parabéns pelo site, doutora ando muito preocupada com umas bolinhas minúsculas brancas que parecem cravos que não somem do canto da minha boca e também do canto do meu lábio superior, gostaria muito de saber o que é, as vezes coça. Agradeço e aguardo resposta, bjs

    1. Pode ser boqueira, candidíase, herpes… uma série de coisas, Julinha. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  262. Oiiii dra.
    Sabe eu coloquei um piercing ha 1 mês ou menos no lábio inferior.
    E desde o começo tinha uma infecção estranha por dentro na mucosa, sabe, uma carninha branca, e eu não sei o q é, está bem maior, abaixo do buraco tem um caroço com carninha branca nele, e não dói, é duro, já tinha inchado tanto, mas tomei um antibiótico sarou faz dias, mas esse caroço eu não sei o e…
    Não dá pra ver de fora só se éu mostrar a mucosa…
    Não é um caroço grande, número da volume… mas era menor, está maior comparado a antes… eu tiro o piercing e coloco mas nada doi.

    1. Mayc, provavelmente é uma hiper cicatrização, hiperqueratinização ou quelóide, uma “pele mais dura” que se forma na região em cicatrização. Se for isso, provavelmente esse “caroço” nunca vai sumir, a não ser que seja removido cirurgicamente. Quer um conselho? Remova o piercing e procure um dentista pra avaliar.

  263. Doutora, primeiramente parabéns e obrigado por aconselhar a todos nós, no meu caso doutora apareceu uma pequena bolha no meio do lábio inferior, essa bolha é transparente e quando eu a estourei saiu um liquido salgado, ela volta toda hora no mesmo local e percebi que apareceu outra no canto no mesmo lábio inferior, o que pode ser? Tenho medo de ser algo grave como herpes.

  264. Dra., mordi minha bochecha perto dos últimos dentes, so q durante o período q fiquei com o ferimento sempre magoava por estar saliente, sempre mordia, sentia bastante dor no momento e por ser próximo a mandíbula nem conseguia bocejar direito, doía bastante. Hj está melhor, sem dor, mas com uma bolinha de cor branca como se fosse um calo, essa bolinha n incomoda, mas mordo-a. Fique preocupado e queria que vc me ajudasse. Desde já agradeço!

    1. Arthur, pode ser um “calo” mesmo, uma região que ficou hiperqueratinizada (com uma camada extra de queratina) por causa do ferimento. Não acho que você precise ficar preocupado, mas é bom procurar um dentista pra avaliar.

  265. Dra. Ja fui no otorrino por causa de dor de garganta e uma lista vermelha nas amígdalas, ele falou que a amígdala tava ferida. Porque eu comi alguma coisa e machucou ela. Mas a lista vermelha continuar depois de 1 mês, e agora apareceu um pontinho vermelho na outra amígdala. To com medo que seja câncer, não fumo, não bebo e tenho 22 anos.

  266. Ola, há dois meses estou com a garganta muito vermelha, já tomei varios anti-inflamatorios, até antibioticos e não resolveu, vermelha com os vasinhos bem vermelhos, as amidalas não estão inchadas, fui no ontorrino, me indicou laringoscopia mas estou preocupada, ele me passou pantoprazol e avamis, sob uma suspeita de refluxo ou alergia, estou com medo.

    1. Gabi, então faça a laringoscopia… se não dá pra definir qual é o problema apenas pelos sintomas e exame físico, é essencial investigar mais profundamente. Só assim será possível determinar o tratamento mais adequado pra resolver isso.

  267. Doutora, bom dia!

    Primeiramente parabéns pelo site e pelo trabalho. Digno de elogios!

    No sábado estava nascendo no canto do meu lábio inferior uma pequena bolinha que julguei ser espinha. Na terça meu lábio amanheceu inchado somente o lado direito inferior. Coloquei gelo, zovirax e até polaramine tomei… Na quarta (hoje) está mais inchado ainda… só para saber em qual médico vou… o receio que seja alguma infecção por essa espinha que ainda está lá e não espremi.

    Obrigado.

  268. Ola doutora,
    Eu estou com uma bolinha meio trasparente embaixo da lingua próximo a ponta. A bolinha se localiza no meio exato. Ela incomoda ao esbarrar. Alem disso ha umas 2 semanas que noto minha lingua como se estivesse mais gorda. Na lateral dela em ambos os lados fica marcado o relevo lateral dos meus dentes. E isso esta me incomodando demais. Esses sinais sao preocupantes? O que podem ser?
    Obs: Tenho gastrite e refluxo. Não fumo e bebo socialmente, principalmente cerveja.

    1. Simone, parece algo de origem inflamatória / infecciosa, como uma fístula, um ligar por onde seu organismo expulsa o pus de uma infecção. Procure um dentista pra identificar a origem da infecção e tratar de acordo.

  269. Olá Dra. boa tarde! Ha mais ou menos um ano e meio sofri um acidente grave e passei por uma cirurgia de reconstrução facial na qual colocaram placas em meu rosto. Ha mais ou menos 1 mês saiu uma bolha d sangue embaixo da minha língua e essa não dói, apenas incomoda. Não sei se é pela cirurgia, por isso a
    minha dúvida… Será q poderia me ajudar? Desde ja agradeço.

    1. Maraysa, pode ser uma fístula que está liberando pus de alguma infecção. Pode ter a ver com a cirurgia ou não, depende. Sugiro que você procure um dentista pra verificar o que é e tratar de acordo, se necessário.

  270. Dra., apareceu um caroço duro no ceu da minha boca, no dia seguinte desapareceu, mas ficou ardendo que não consigo nem beber agua, o que será?

  271. Ola dra. Boa noite… ha dias estou sentindo um incômodo na língua do lado direito… as bolinhas do fundo estão maiores e dói minha garganta, e a sensação é que estou com a língua queimada… não fumo, não bebo, fiz autoexame e não senti nódulo algum… mas esta incomodando muito… não tenho dente cariado a ponto de ter um câncer, acredito… primeiro molar inferior quebrou a obturação mas não esta aberto… e o siso do mesmo lado está vermelho em volta na gengiva, mas não dói… O que a dr. acha que pode ser… tem a ver com dente ou a língua ou garganta estao relacionadas… eu tenho esofagite… A sensação de algo na garganta é constante, mas esta coçando a garganta e esse incomodo na língua embaixo e lateral do lado direito… Estou com muito medo… pode me ajudar, por favor? Obrigada.

    1. Valeria, cárie não dá câncer, pode ficar tranquila. Me parece que você tem um quadro generalizado, as coisas podem estar relacionadas sim, e a causa pode ser a própria esofagite ou alguma coisa – ácida ou picante – que você comeu, por exemplo. É como se toda a sua boca estivesse “irritada”, digamos assim. Se os sintomas não diminuírem nos próximos dias, procure um dentista ou médico otorrinolaringologista pra avaliar.

  272. Olá doutora, peço que me ajude, eu tenho 17 anos e ha algum tempo, já mais de 5 anos, eu tenho uma mancha no labio inferior, como eu tinha mania de morder o labio achei que fosse sangue pisado, passaram-se mais de 4 ou 5 anos e essa mancha está aumentando e ficando mais clara, não tenho e não tive nenhum outro sinal, dor, ou outra coisa do tipo, não fumo, não bebo, nem uso qualquer outro tipo de droga, o que pode ser?

    1. Thamyres, não dá pra dizer só com base na sua descrição. Talvez o fato de você morder o lábio tenha criado uma cicatriz, que com o tempo foi clareando. Procure um dentista ou dermatologista pra avaliar.

  273. Ola dra., ha 6 dias atrás estou de férias e em um de meus passeios fiz mergulho, desde então surgiu uma pequena bolinha no lado direito, internamente na minha bochecha, não DOI, porem o aspecto dela e como se fosse uma afta, acredito que o respirador do snorkel tenha machucado minha bochecha e eu não percebi, a mesma não sai pus, o que seria. Obrigado.

    1. Danilo, se tem o aspecto de afta e você associou com o uso do snorkel, é provável que seja isso, mesmo: um ferida pelo contato do snorkel. Aguarde mais uns dias, se não desaparecer espontaneamente, consulte um dentista.

  274. Bom dia Dra. Ana Tokus,
    Estou com dores de estômago e quando doi sinto muitas picaduras na lingua e irritação na garganta, também nas fossas nasais, já fiz várias consultas, mas parece que nada fiz, estou desesperado pelo tempo que venho a sofrer tal problema, o que aconselha ou de que se trata tal infecção, e como proceder para escapar desta hecatombe?

    1. Vasco, você já procurou um médico gastroenterologista? Não dá pra afirmar que o problema seja infecção, parece ser algo crônico, refluxo, talvez. Não sei, não é minha área. Mas sugiro que você procure a opinião de um especialista.

  275. Olá, doutora, eu notei ha 2 dias algumas bolhas/caroços no final da minha língua, eles são vermelhos e até agora não doeram muito e ao colocar uma fonte de iluminação perto da boca eu percebi que a parte perto das amígdalas está amarelada/esbranquiçada e até mesmo o céu da boca tem essas colorações, sem falar de atrás das amígdalas que parecem que sofreram “cortes” ou algo do tipo. Eu tenho gastrite e às vezes sofro de refluxo, isso pode ter algo com isso? Eu sinto essa sensação de ter algo na minha garganta e toda hora, eu sinto que estou engolindo alguma coisa tem mais de 2/3 meses. E pode ter algo a ver com o fato que três dias atrás eu tive relações sexuais com um homem e que ao fazer sexo oral ele não estava usando camisinha?
    Por favor me ajude!

    Em 2010 eu tive amigdalite mas eu tomei alguns remédios recomendados pelo médico e melhorei.

    1. Thiago, a diferença de coloração da mucosa na área que você descreve não é incomum. Isso tem muito a ver com os hábitos do paciente, o que você come, bebe, se fuma, se mora numa região com muita poluição, etc.. Os “cortes” na sua amígdala provavelmente são apenas as criptas (reentrâncias) normais que elas apresentam. Essa sensação de algo “entalado” na garganta pode ter origem psicogênica (existe uma condição chamada “globus”, que é caracterizada exatamente por isso: um “nó na garganta” persistente) ou, ainda, pela calcificação do ligamento estilo-hióideo, comum na Síndrome de Eagle. Mas tudo isso que eu estou dizendo são suposições, o ideal é procurar um dentista pra avaliar, bem como um médico otorrinolaringologista (pra cobrir todas as possibilidades). No momento, em princípio – e por ter acontecido tão recentemente – não creio que as “bolinhas” tenham a ver com o fato de você ter feito sexo oral. Continue observando se elas permanecem ou desaparecem, se alteram de aparência. Se permanecerem, é importante que um dentista ou médico avalie.

  276. Bom dia, dra.
    Primeiramente gostaria de lhe parabenizar por esse trabalho que com certeza ajuda muita gente!
    Então, apareceram duas bolinhas no freio da língua, um pouco avermelhadas e doem um pouco. Uma delas apresenta um pontinho vermelho, sendo essa a bolinha mais dolorida e mais inchada! Isso pode ter relação com alguma doença transmissivel?
    Desde já agradeço!

    1. Vitor, fico feliz em ajudar! 😉

      Se você não estiver falando da própria carúncula sublingual (por onde sai saliva, perfeitamente normal), provavelmente é uma reação local a algo mais ácido ou picante que você comeu. Não me parece ser algo relacionado a doença transmissível, pelo menos não nesse local. Se isso não se resolver de forma espontânea, procure um dentista pra avaliar.

  277. Ola doutora. Faz uns 7 meses apareceu uma bolinha pequena externa no canto superior esquerdo do labio superior. Ela é pequena, branca, indolor, é solida e nao cresceu de tamanho desde quando a notei. Nao parecer ser formaçao de pus ou de qualquer liquido que seja. Nao é uma verruga tambem. Não coça e o unico problema que ela causa é estetico. Esta me incomodando muito pois nao sei do que se trata. O que pode ser??

    1. Rafael, não tenho como afirmar do que se trata apenas com base no seu relato. Pode ser uma região de maior queratinização, pode ser alguma outra lesão branca. Considerando o tempo em que ela permanece, sugiro que você procure um dentista pra avaliar.

  278. Olá Dra. Há cerca de duas semanas atrás notei o surgimento de bolinhas esbranquiçadas embaixo do lábio inferior, na parte externa da boca. Não coçam ou ardem, nem aumentam de tamanho. De longe parece ser uma mancha esbranquiçada. Ao molhar esta área, elas desaparecem e retornam ao secar esta mesma área. Além disso, notei que ao escovar os dentes, minhas gengivas do lado direito da boca sangram e ficam feridas. Há algum tempo passei por muita ansiedade e estresse devido ao trabalho. Pode ter alguma relação? O que pode ser isso? Desde já agradeço.

    1. Lucas, quanto à gengiva me parece ser gengivite, o sangramento gengival é um sintoma clássico. Já as “bolinhas” não devem ter relação com isso, e se você passou por momentos de estresse e/ou baixa de imunidade, pode ser herpes. Mas eu estou apenas sugerindo razões sem qualquer embasamento fora o seu relato, o ideal é procurar um dentista pra avaliar e tratar de acordo, se necessário.