Herpes: As “Bolinhas de Água” nos Lábios

De repente o seu lábio começa a coçar. Aí parece que arde. Depois de um tempo aparecem uma bolhas bem pequenininas cheias de “água”. Essas bolhas permanecem por mais ou menos uns 3 dias e então começam a secar, dando origem a uma ferida, que leva 1 semana para sumir. Se você apresenta esses sinais/sintomas de forma recorrente, você certamente tem herpes.

O herpes labial é uma doença infecciosa muito comum, sendo que mais de dois terços das pessoas com menos de 50 anos têm o vírus Herpes simplex no seu organismo. Esse vírus se manifesta na pele e nas mucosas, e na maioria das pessoas que possuem o vírus a infecção é latente, ou seja: as tais bolhinhas aparecem esporadicamente ou sequer um dia vão se manifestar.

Herpes labial

Como se pega herpes?

A transmissão do herpes se dá por contato pessoal (pelo beijo ou tocando numa lesão, por exemplo) ou pelo contato direto com objetos infectados, como copos e talheres. Por isso, higiene é fundamental, até porque o vírus do herpes pode ser transmitido para outras partes do próprio corpo, especialmente para as mucosas oculares, bucal e genital.

E o herpes genital?

Falando nisso: o herpes genital tem as mesmas características clínicas do herpes labial, porém se manifesta na pele e mucosas dos órgãos sexuais. Muda o endereço, mas não muda o problema. A mãe pode contaminar o filho durante o parto normal e o vírus pode ser transmitido, também, durante a prática de sexo oral.

O que é gengivoestomatite herpética primária?

O primeiro contato com o vírus Herpes simplex se dá geralmente na infância, embora na maioria das pessoas a doença não apareça nesse primeiro contato. E essa é uma notícia excelente, pois quando o vírus se manifesta em crianças ele o faz  de forma muito mais forte, causando uma condição chamada gengivoestomatite herpética primária.

A gengivoestomatite herpética primária raramente ocorre antes dos 6 meses de idade, sendo mais comum no 2o ano de vida. Causa mal-estar geral, febre, irritabilidade e falta de apetite na criança, além de inflamação na gengiva e as tais bolhinhas espalhadas na língua, céu da boca, partes internas dos lábios e, muitas vezes, até em volta do nariz. As lesões duram 2 ou 3 semanas. Pobres pequenos! 🙁

Quais os fatores desencadeantes do herpes?

O vírus do herpes costuma ficar latente, ou seja, fica “quietinho” alojado num gânglio nervoso e só se manifesta se houver um bom motivo. Os fatores desencadeantes mais comuns são a exposição ao sol ou ao frio intensos, estresse, fadiga física e/ou mental, transtornos emocionais e baixa de imunidade. Uma gripe forte, por exemplo, pode ser a oportunidade que faltava para o vírus se manifestar. Mas cada caso é um caso.

Qual o tratamento?

O tratamento, à base de aciclovir, pode ser sistêmico e/ou local, na forma de cremes ou comprimidos. Há quem duvide da eficiência das pomadas. Outra terapia que pode ajudar é a aplicação de laser de baixa intensidade sobre a lesão. Existe também uma vacina que inibe o vírus, mas ela não é utilizada no Brasil, e sua eficácia curativa é discutível.

Demora para sarar?

As lesões do herpes labial desaparecem depois de uns 10 dias, sem deixar cicatrizes.

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Diagnóstico Bucal

Marcadores:

406 comentários

  1. Olá, Dra. Ana

    Recentemente apareceram umas bolinhas minúsculas na região dos lábios, especificamente mais perto dos cantos. São ásperas e não me incomodam com dor ou ardência.
    Fui no urologista e ele disse que não se pareciam nada com Herpes, disse que por eu estar com ansiedade, respirava muito pela boca e acabei a ressecando muito. Mas nunca me apareceram essas bolinhas ásperas antes.
    Achas que pode ser algo grave?

    Agradeço a atenção.

    1. Vinicius, sua descrição não é de nada mais sério. Provavelmente é alguma reação local mesmo, até pelo ressecamento labial, como seu médico sugeriu.

  2. Oi, estou com herpes e está na fase da crosta, se formou uma crosta grande e alta abaixo do meu lábio, logo no inicio comecei a usar a pomada aciclovir e estou tomando os comprimidos aciclovir também, só q agora parei com a pomada. O que posso passar na crosta para q ela saia rapido? E quando a crosta sair o que passar para tirar a vermelhidão que fica no local? Obrigado.

    1. Fabio, quanto menos você mexer no local, melhor. A cicatrização vai ocorrer naturalmente, não é preciso intervir e nem possível acelerá-la.

  3. Boa noite,

    Há mais ou menos um mês percebi os tais sintomas da herpes. Nasceu uma bolha no canto esquerdo do labio. Acho 1 ou 2 dias depois eu realmente percebi do que se tratava. Uma bolha de um tamanho regular havia se formado. Comecei a tomar vitamina c pra fortalecer sistema imunológico e também a passar uma pomada (metrodinazol) pois é mais efetiva que as normais. Mas também depois comecei a usar aciclovir e batom de cacau. Depois de umas semanas, a bolha diminui e acredito que a infecção tenha passado. Entretanto, ainda existe uma bolha no mesmo lugar. Ela aparentemente não tem nada e não dói, a não ser que eu “morda” com o dente.
    Queria saber o que é essa bolha, já que não aparenta ser infecção.

  4. Boa tarde, Dra. Ontem a noite beijei uma pessoa e acordei com quatro bolinhas na parte exterior do lábio inferior, sendo uma um pouco maior que as três, mas nenhuma delas grande. Não coça, não dói, não há nada de diferente na parte interna da boca ou da gengiva. Porém, tenho o sistema imune baixo, graças à minha má alimentação e estou com um resfriado. Poderia ser Herpes, ou o que?
    Um grande abraço!

    1. Pietro, pode ser, sim. O surgimento de lesões de herpes pode ter a ver com imunidade baixa. Mas se você beijou a pessoa ontem, não acho que você “pegou” dela… provavelmente você já tinha o vírus, a maioria das pessoas tem.

  5. Olá eu feri minha gengiva e dois dias depois amanheci com a parte superior da minha boca inchada e depois foi criando duas bolinhas de pus na parte superior dos meus lábios o que pode ser? Obrigado.

  6. Olá Ana,
    Gostaria de saber se o que tenho pode ser herpes labial.
    Tive um dia aparentemente normal e sem sentir absolutamente nada, dormi pela tarde e quanto acordei senti um incomodo no canto da boca e percebi que havia uma unica bolha avermelhada e pequena. Não tive febre, mal-estar, nenhum sintoma. O único sintoma (que tenho sempre) são lábios muitos ressecados. Passado um dia apareceu mais uma bolha, só que agora estão amareladas e um pouco doloridas e minha gengiva, em um local próximo as duas bolhas, esta com algo que não sei explicar, placa, pele… branca e com alguns pontinhos brancos, que não saem com escovação e que ardem. Pode ser herpes?

    1. Pode, Camila. Mas não dá pra afirmar isso só com base na sua descrição. Procure um dentista ou dermatologista pra avaliar.

      1. Fui a uma dermatologista, e ela me disse que se tratava de uma espinha e olhou também a minha gengiva e disse que era um fungo. Me receitou fluconazol e uma pomada secativa para a “espinha”, e orientou a procurar um dentista.
        Só que estou um pouco insegura quanto ao diagnóstico da espinha, pois não acho que tenha características de ser uma. E também nunca apresentei nenhuma espinha nos lábios.
        Outra pergunta seria, o fungo presente na gengiva poderia de alguma forma causar esse problema nos lábios? Pois o problema da gengiva e do lábio estão do mesmo lado da boca, tendo contato.
        Devo procurar uma outra avaliação médica já que não estou segura?

        1. Você até pode procurar outra opinião, Camila… mas a chance de um dermatologista confundir alguma lesão mais específica com uma espinha é baixíssima. Em princípio a espinha e o fungo são coisas diferentes, não devem ter a ver.

      2. Existe algum método que possa acabar de vez com a herpes? É recomendável estourar as bolhas antes de passar algum remédio?

        1. Não Mary, o herpes é “pra sempre”. Quem tem o vírus sempre corre o risco de desenvolver alguma lesão, e não há como eliminar o vírus do organismo. EM TESE, se as bolhas forem estouradas há um maior contato da pomada com as vesículas, mas também há uma maior chance de lesões. Então, melhor não.

    2. Ola Ana, agora mesmo estava coçando meu labios no canto da boca, apareceu umas bolhas brancas, oq sera isso? Eu nao tenho relaçao com ninguem estranho.

      1. Difícil dizer ao certo, Viviane. Queilite angular, alguma reação alérgica local, herpes… depende. Se continuar assim nos próximos dias, procure um dentista ou dermatologista pra avaliar.

      2. Olá, bom dia!
        Ontem acordei com apenas 3 bolhas no canto da minha boca, coçam muito e arde. Isso é Herpes Labial ou Genital? Quanto tempo dura essas bolhas que tanto incomodam?

        1. Isis, se é na boca, não é genital. Se sua dúvida é com relação ao tipo de vírus, na prática eles são iguais, com sintomas iguais. O que muda é predileção pelo local que ocorrem, pois o HSV-1 prefere a mucosa bucal e o HSV-2 a mucosa genital. Mas o vírus bucal pode se desenvolver na mucosa genital e o genital na mucosa bucal, também. Só fazendo algum exame específico pra saber exatamente qual é o vírus em questão.

  7. Boa tarde. Dra, minha filha de 6 anos direto esta aparecendo essas bolhas no canto superior dos lábios. Mal melhora uma, logo saem outras do outro lado. É normal ter varias vezes assim e tem algum perigo por ser criança?

    1. Erica, a maioria das pessoas tem o vírus do herpes, ele não é perigoso em si, mesmo em crianças. Algumas pessoas manifestam mais as “bolinhas”, outras menos.

  8. Doutora, há mais ou menos duas semanas apareceram duas bolinhas na base do meu Pênis, no decorrer desses últimos dias saíram mais duas, agora, estou com dez dessas bolinhas. Não dói, nem coça, nem nada. Quatro dessas bolinhas que estão na base, estão unidas, uma ao lado da outra, outras duas estão no corpo do meu Pênis, e o resto estão mais próximas à base. Praticamente todas têm tamanhos diferentes, porém não muito grandes. Aparenta ser Herpes? Tenho dormido mal por conta dos estudos, comecei a ficar um pouco estressado, e recentemente fiz exames e não deu nada no meu sangue. A Aciclovir pode ser usada em cima dessas bolinhas em resposta de uma melhora do desaparecimento das mesmas? Ainda não fiz exames por falta de dinheiro.

    1. Renas, eu sou dentista, então não sou a melhor pessoa pra orientar você. De qualquer forma, bolinhas múltiplas na região genital podem ser herpes, sim. Mas pode ser alguma alergia também, por exemplo. Se for herpes, o Aciclovir é o tratamento padrão. Por outro lado, o ciclo do herpes geralmente dura uns 10 dias, e você relata que essas bolinhas estão aumentando, e já há 2 semanas. Dessa forma, sugiro que você procure um médico pra avaliar assim que possível. Sem querer assustar você (até porque eu não tenho qualquer outra informação sobre o seu caso), há uma epidemia de sífilis no Brasil. Então vale a pena procurar uma avaliação profissional.

  9. Boa tarde hoje eu acordei e apareceu algumas pequenas bolhas brancas nos labios. Se eu nao passar nada para melhorar elas irao sumir naturalmente?

    1. Pode ser que sim, Afonso… mas não tenho como afirmar isso sem saber o que são essas “bolhas brancas”. Se elas continuarem como estão nos próximos dias, procure um dentista pra avaliar.

  10. Olá doutora.

    Meu nome é Macário, ha dias estava parado ao espelho quando vi duas borbulhas, não sao bolhas nem da coceira, nao se sente com os dedos e nem com a língua. Será que pode evoluir para herpes?

    1. Se for herpes, já é, Macário. Não há como “evoluir para herpes”. As lesões de herpes costumam ser várias vesículas, não só 1 ou 2… então é possível que não seja. Continue observando, se continuar da mesma forma, procure um dentista ou dermatologista pra avaliar.

  11. Bom dia, Dra!
    Tomo Roacutan há uns 3 meses, e hoje amanheci com umas bolinhas no meio do lábio superior da boca, mas não estão ardendo nem coçando. Há umas 2 semanas que não uso bepantol, só manteiga de cacau. Será que foi insuficiente pra hidratar? O que pode ser? Obrigada!

    1. Brenda, difícil dizer ao certo. Nem dá pra relacionar esses sintomas com o Roacutan. A manteiga de cacau age mais no sentido de criar uma barreira de proteção para os lábios, não de hidratar, então o Bepantol é melhor nesse sentido.

  12. Boa noite Dr. Sou Samire, tenho 18 anos, hoje acordei e vi uma bolinha no meu lábio (na parte de cima), sendo que ontem no dia 03 de out meu namorando estava começando com umas, só que tenho dúvida, pois no dia 30 de Set comemos manga verde com sal e na segunda feira comemos cajarana e manga com sal, será que foi por isso ? Incomoda um pouco, ou eu estou com anemia e ele tbm? Quando meu namorado já estava começando com a bolinha na boca ontem 03 out nos beijamos. Será que estamos ? Estou com medo.

    1. Samire, provavelmente é apenas alguma reação local. Parece ser isso principalmente porque os dois comeram e os dois tiveram sintomas parecidos. Em princípio, não tem nada a ver com anemia. Isso deve sumir com o passar dos dias, mas se permanecer, procurem um dentista ou dermatologista pra avaliar.

  13. Ola doutora, eu estava na frente do espelho e vi umas pequenas bolinhas dentro da boca, na parte dos labios, de um lado tem um pouco mais que o outro mas nao tem muito nao, so tem um pouquinho, nao arde, nao coça nem nada, e eu nao sei o que é, eu vi essa semana.

    1. Marques, também não sei o que é. 🙂 Pela sua descrição não dá pra saber. Mas fique de olho… de essas bolinhas não sumirem nos próximos dias (pode acontecer), procure um dentista pra avaliar.

  14. Boa tarde, Dra. Ana, na minha namorada surgiu uma bolha no labio superior dela, ela estourou e se formou uma ferida sem novas bolhas, somente a ferida, e a gente se beijou, isso é herpes e eu peguei? Por favor me ajuda!!?

  15. Doutora, tenho 12 anos e ja faz uns 2 dias que dentro da minha boca apareceu umas bolinhas (pelo lado de dentro da bochecha) que nao coçam, não ardem, não sinto nada, somente quando passo a lingua, e sinto que esta meio áspero, isso pode ser herpes?

    1. Provavelmente não, Vinícius. Aguarde mais alguns dias, se isso não desaparecer espontaneamente, peça que um responsável acompanhe você ao dentista pra avaliar.

  16. Olá doutora.
    Pela descrição acho que testou com herpes no lábio superior. Mas uma coisa curiosa, eu tinha todos estes sintomas na parte superior do meu dedo anelar da mão esquerda, coçava e ardia, saía uma “aguinha”, até pensei que fosse picada de pernilongo, mas não sarava fazia mais de meses, desaparecia e voltava. Agora vejo que as bolinhas do meu lábio são iguais do meu dedo, isso pode acontecer? Herpes se manifesta em lugares secos como no dedo? Posso usar essa pomada no dedo também?

    Abraço 🙂

    1. Junior, provavelmente é um panarício herpético, ou seja, uma manifestação da infecção por vírus herpes simples decorrente da auto-inoculação (você, ao mexer na lesão da boca, contaminou o dedo). Ocorre normalmente na falange distal de um ou mais dedos da mão. Pode usar a pomada, sim.

  17. Olá doutora.
    Acordei hoje de manhã com uma bolha no lábio superior, não coça, só fica doendo. Não senti nenhum sintoma ontem, apenas acordei hoje com essa bolha. Pode ser herpes ?

      1. Obrigada por me responder, Doutora.
        É essa a minha dúvida doutora, estou com uma bolha grande no labio superior, com um tipo de liquido, procurei fotos pela Internet e todos os sites dizem que é herpes… Estou preocupada, devo procurar um médico ?

        1. Eu acho que deve, pra saber realmente o que é bolha e se é preciso algum tratamento. Procure um dentista ou dermatologista.

  18. Bom dia, Doutora. Tenho 29 anos e apresento esses sintomas desde a adolescência, no entanto as bolhas costumavam aparecer quando eu ia para a praia, só que as bolhas nunca vieram acompanhadas de febre ou qualquer outro tipo de sintoma no resto do corpo, só mesmo o inchaço, a coceira e um pouco de ardência na região da lesão, geralmente do lado direito na parte superior dos lábios, pode ser herpes mesmo assim? Perguntei ao meu dentista uma vez, mas ele não fez qualquer tipo de exame, disse apenas não ser herpes, mas tenho minhas dúvidas. Sempre usei a pomada aciclovir e as bolhas costumam sumir rápido. Há uns três anos não aparecia nenhuma lesão só que hoje de manhã acordei com as bolhinhas mas eu estou grávida de 13 semanas, posso usar o aciclovir em pomada mesmo assim? Enquanto isso estou passando creme vaginal por via das dúvidas.

    1. Lana, a sua descrição combina com herpes. Na minha opinião, pode ser, sim. Segundo a bula do Aciclovir, não há qualquer evidência de que o uso do creme leve a problemas com o bebê. Quanto ao creme vaginal, não há necessidade (não se o fim for o herpes, pelo menos).

  19. Dra, boa noite, espero q me responda… apareceu uma única bolinha de água no meu lábio superior, como se eu tivesse me queimado com um garfo, (reparei ela enquanto jantava, n me lembro de me queimar), nao dói, n coça… nada de diferente, o q pode ser?

  20. Olá doutora, sou Adriele, enfim, sempre nasce no meu labio superior uma vez no ano exatamente isso que a senhora descreve ai, HERPES LABIAL, sempre vem do nada, começa o local a ficar com sensibilidade, consequentemente dá coceiras e formigadas e resulta nas malditas bolhinhas. Eu gostaria de saber se existe algum metodo, algum tratamento que possa ser feito para que nunca mais isso apareça em meu labio superior ou é tipo uma doença cronica que não tem cura, mas que o tratamento para ficar tudo na medida do razoavel.

    1. Adriele, herpes não tem cura. O vírus fica “quietinho” no seu organismo e, um dia, quando sua imunidade baixa, as lesões aparecem. A estratégia é tratar logo que a lesão se manifesta, pra que o ciclo seja curto e se resolva rápido.

  21. Ola Dra. Ana ! Bom, hoje eu acordei sentindo um inchaço acima do meu lábio, na pele, região que separa o lábio do nariz. Mas além do inchaço, estava sentindo e estou sentindo uma ardência no local onde também está com pequenas bolhinhas, dormi e acordei com isso, ja tive esse problema outra vez, é a segunda vez que isso me acontece ! De fato isso é herpes ? Assim que percebi as bolinhas de primeira passei e estou passando a pomada penvir creme (penciclovir), posso esta usando essa pomada ? Quando mais cedo eu usar a chances de sumir são mais rapidas? Obrigada desde já.

    1. Sabrina, não tenho como afirmar que é herpes só pela sua descrição, mas pode ser, sim. Se for, o penciclovir é adequado, e quanto antes usá-lo, mais rápido a lesão desaparece.

  22. Os sintomas q eu tenho são os exatos apresentados, mas dificilmente eles se manifestam. 2 vezes no ano, talvez 3, e eu sempre tive contato com outras pessoas q nunca apresentaram esses sintomas, além do fato de eu ter ido no médico quando pequeno e os meus pais terem dito que o médico não assinalou ser um caso de herpes labial. Existe alguma outra doença semelhante ou o médico errou no diagnóstico e eu apresento essa doença só que com menos frequência?

    1. João, as lesões de herpes são recorrentes, mas essa recorrência varia. Eu, por exemplo, tenho as lesões mais ou menos de 5 em 5 anos. Então pode ser o seu caso. O médico pode ter errado no diagnóstico, sim.

  23. Boa noite dra.
    Meu nome é Ydiaria e tenho 15 anos.
    Faz um tempo que eu tenho essa herpes.
    E a minha fica horrível, no começo do ano deu na boca toda, fui no médico e ele só passou um gel, mas depois q saiu a herpes minha pele ficou um pouco manchada, tem como tirar as manchas ?

  24. Dra. Ana, boa tarde !

    Gostaria de saber se pode acontecer de todos os demais sintomas da herpes sumirem mas as bolhas continuarem no local sem causar sintomas, para depois de um tempo, ressurgirem novamente, os sintomas.

    Há 3 meses aprox. tive meu primeiro episódio (comprovado por exame sanguíneo e pela dermato) que se deu no lábio inferior; por dentro, de modo bem leve, com um grupo peq. de bolhas e por fora, num grupo grande no centro e um bem pequeno à esquerda.
    – No 2º episódio, as bolhas migraram para o céu da boca, me impedindo de me alimentar com sólidos.
    – No 3° episódio, elas apareceram na gengiva superior, no centro. Inflamou o seu entorno mas só sentia dor, ao escovar os dentes – fui ao dentista, que não me orientou em nada. MAS, nesse 3º episódio, em alguns dias os sintomas todos da herpes sumiram, inclusive a inflamação ao redor se foi, mas as bolhas permaneceram inertes.
    – No 4º episódio, voltaram tds os sintomas e apareceu um novo grupo de bolhas na gengiva superior, dessa vez, à esquerda. Os sintomas se foram em alguns dias MAS, ficaram os 2 grupos de bolhas. Tive um episódio há 4 dias atrás. Dessa vez, aparentemente não surgiram novas bolhas, além dos 2 grupos que permanecem ainda. Os sintomas já estão passando, no momento só sinto uma leva ardência na gengiva, próxima aos dentes da região onde estão as bolhas centrais, mas ambos os grupos de bolhas não estão dando indícios de que sumirão.

    Parei de usar o aciclovir a partir do 3º episódio por recomendação da clínica geral do P.S. – segundo ela, eu já havia tomado uma quantidade grande do remédio num curto espaço de tempo, o que poderia me causar danos nos rins. Será que é isso que faz com que as bolhas não sumam ?

    Desculpe o texto imenso, achei que q detalhando ficaria mais fácil visualizar o quadro – já passei por tantos médicos que fizeram pouco caso, que desisti e vim procurar por auxílio aqui na net…

    1. Enila, você disse que as “bolhas permaneceram inertes”. Em que sentido? Elas não secaram? Porque leva um tempo, mesmo depois de secas, pra lesão desaparecer por completo.

      1. Dra., agradeço muitíssimo pelo retorno !

        Por inertes, quis tentar dizer que não sinto nenhum sintoma da herpes. Elas “murcham”, a inflamação na região some e elas diminuem d+ o tamanho, ficando como que se fossem um relevo em forma de bolinhas brancas, mas não chegam a secar. Ficam parecidas com a dessa foto: http://www.scielo.br/img/revistas/dpress/v14n3/a03fig04.jpg

        Aí, quando reaparecem todos os outros sintomas da herpes (ardência, dor, travamento da nuca, dor nos gânglios da garganta, etc) elas saltam, parecem inchar e a região onde estão inflama, chegando até ao “pé” dos dentes da região onde estão (entre os 2 pré molares e na região entre o incisivo central e o dente q fica entre ele e o canino, todos à esquerda) e dói todo esse lado da arcada. Parecido com essa foto:

        http://cac-php.unioeste.br/projetos/patologia/lesoes_fundamentais/imagens_bolha/0b.jpg

        (com a diferença que a parte branquinha na bolha é mais extensa e inflama a região ao redor)

        Depois de uns dias esses sintomas somem e as bolinhas voltam a murchar, ficando ali, sem causar nenhum sintoma e até o ato de escovar os dentes normalmente não causa nenhum desconforto. Ah ! Em algumas vezes, outras áreas da gengiva superior parecem ficar granuladas, mas isso some junto com os demais sintomas.

        1. Sua descrição mais parece de herpes zoster (“cobreiro”), e não de herpes simples. Porém o herpes zoster não costuma ser recorrente, a não ser em casos de imunidade muito baixa. Sugiro uma avaliação médica completa pra detectar algum motivo sistêmico pra isso.

          1. Obrigada, dra. Ana ! É possível, já que tive catapora quando criança, mas como ouvi e li relatos de que a dor é exagerada, nem considerei essa hipótese… Agora tenho um norte a seguir, muitíssimo obrigada por sua atenção e disponibilidade ! Abraços!

  25. Estava com essas bolinhas na boca, agora secou e deu casquinha, só que sempre rasga e sangra as vezes, o que deve ser feito no meu caso, retiro as casquinhas ou as deixo do jeito que estão?

  26. Ah sim, complementando o comentário anterior a herpes esta no lábio superior, sem contato com a pele ao redor da boca somente no lábio mesmo

      1. Dra., já passaram 2 semanas que estou com herpes labial, a crosta que agora esta seca sangra de 3 a 4 vezes ao dia, as vezes um liquido amarelado e as vezes mais sangue. Meus surtos nunca duraram tanto, minha garganta dói e não consigo manter a crosta por mais de 2 dias, ela resseca, rasga, sangra e sai, as vezes no banho também. Seca rapidamente mas logo esta escorrendo de novo. Isso é normal?

          1. Mesmo que essas crostas estejam ha mais de duas semanas e não parece melhorar nada? A pomada aciclovir molha a crosta e quando sangra, escorre a crosta junto, optei por parar e manter o mais seco possível, existe algo que eu poderia fazer para melhorar, Dra?

          2. Na fase de crosta nem adianta mais usar o Aciclovir, porque agora a lesão já não existe mais, só a “casquinha”. Procure não mexer.

  27. Olá, doutora estou com herpes (eu acho) desde sexta feira dia 29/07/2016, no começo nao tinha a pomada aciclovir, ai passei tiadol e fui passando babosa, ai vi na internet falando de passar detergente, passei detergente e continuei passando babosa e a pomada, mas bebi quinta, sabado, domingo (só uma cerveja), ai continuei passando os remedios e ela foi aumentando, e no decorrer da semana passei alho tb, e sempre detergente, na sexta feira no almoço passei babosa deixei secar e passei vick e fui p faculdade, no caminho minha boca inchou muito, mas a ferida ja estava quase sarando tudo, ai passei gelo, porem bebi cerveja agr no sabado dia 6/08, pouca mas bebi, e ela aumentou de novo, ai ontem a noite coloquei alho, qnd tirei o alho tinha saido mais duas bolhas, e hj comprei a pomada aciclovir e desde de manha tava passando acetona com algodao, ela secou, ai passei a aciclovir e parece q fica saindo uma agua, to limpando essa agua e fica ate meio separada da pomada, é normal isso? Ja tem 11 dias. Obrigado desde ja, nao aguento mais :/

    1. Moniely, tô “chocada” com a quantidade de coisas que você passou na ferida… e completamente à toa. Exceto o Aciclovir, nada disso resolve (em se tratando de herpes, que a gente nem sabe se é mesmo). Se você quer que isso suma, pare de passar tudo que você vê na Internet… se não sumir em uns 4 dias, procure um dentista ou dermatologista pra avaliar.

      1. Chocada mesmo. Aciclovir e pó compacto pra secar e disfarçar. Funciona, faço isso a anos. Se a ferida ficar seca ela melhora mais rápido.

  28. Olá, tudo bem?
    Eu já tive herpes nos lábios uma ou duas vezes e a última foi há mais de 5 anos.
    Ontem acordei com o lábio formigando, olhei de perto e tinha duas bolhinhas bem pequenas na linha entre o lábio inferior e a pele, mas ainda no lábio (diferente da vez que tive herpes, que foi mais para a pele do que para o lábio). Além dessas duas bolhinhas, no mesmo lábio só que mais para a parte interna da boca, surgiram duas bolhas, uma menor e uma mais grandinha, parece até uma afta… estou na dúvida sobre se é herpes, embora a sensação seja parecida. Estou usando aciclovir mas tenho um compromisso importante amanhã a noite e estou com muita vontade estourar essa bolha maior. Você acha que é herpes? Indica alguma coisa para ela sarar mais rápido?

    1. Fernanda, parece ser, sim. O próprio Aciclovir acelera o ciclo do vírus, em vez de 1 semana pode levar 3 dias… mas até amanhã à noite é improvável que essa lesão suma.

  29. Há alguns dias estava com os lábios ressecados e abaixo dos lábios também estava ressecado, só que estava vermelho também, hoje os meus lábios já não estão mais ressecados, mas abaixo dos lábios ainda permanece vermelho e percebi que tem uns pequenas bolinhas amarelas dentro do nariz (nas duas cavidades) não dói, não coça e etc. O que poderá ser isso?

    1. Wesley, não dá nem pra dizer que esses sintomas estão relacionados, quanto mais do que se trata. Se continuar assim, sugiro a avaliação de um dermatologista.

  30. Quando eu estava dormindo ainda durante a madrugada, eu senti um formigamento e coceira no canto da boca, e numa area das nadegas proximo a coxa, quando acordei pela manha minha boca estava muito inchada e a area das nadegas muito vermelha, e depois de umas horas apareceram bolhas em ambos os lugares, agora esta parecendo queimaduras com bolhas. Pode ser herpes?

    1. Juliana, a vermelhidão pode ser porque você coçou. Isso aconteceu de um lado só do corpo? (tanto nas nádegas quanto na boca, só do lado esquerdo ou só do lado direito)? Se sim, pode ser herpes zoster, que é a reativação do vírus da varicela no corpo, causando erupção cutânea dolorosa. Claro que essa só é uma hipótese plausível caso você tenha tido varicela um dia. Procure um médico pra avaliar.

  31. Há uns 3 dias algumas partes da minha gengiva começaram a doer, mas não tinham nenhum ferimento e só doía quando eu ia comer, e hoje apareceu uma bolinha no meu lábio com um líquido dentro, parecido água.
    O que pode ser isso?

    1. Erika, onde no lábio? Por dentro ou por fora? No lábio superior ou inferior? Em princípio o problema na gengiva não tem a ver necessariamente com a “bolinha”. Procure um dentista pra avaliar.

      1. Há alguns dias fiquei com os lábios ressecados e abaixo dos lábios também, só que diferente dos lábios, este por sua vez tinha uma vermelhidão e ardia quando estava seco, tive que ficar bebendo água 24h, hoje os lábios não estão ressecados, mas abaixo do lábio continua vermelho e arde… E também percebi pequenas bolinhas amarelas dentro do meu nariz, elas não ardem não coçam e etc. O que poderá ser?

  32. Doutora, de ontem para hoje começou a coçar e ficar dolorido o canto da minha boca no lábio superior, hoje já estava com essas bolinhas com água e acabei estourando, será que é herpes? E a pomada fará o mesmo efeito, ou é melhor o comprimido??? Me ajude. Obrigada.

    1. Monica, pode ser… sua descrição “bate” com herpes. Tanto a pomada quanto o comprimido podem ajudar.

      1. Doutora, hj eu acordei com dois buraquinhos pequenos no labio inferior, só que depois de um tempo viraram duas bolhas e estouraram sozinhas, elas não ardem e nem coçam, isso pode ser herpes?

        1. Pode, Antonia… embora as lesões de herpes geralmente sejam várias vesículas e não só duas. O ideal é procurar um dentista ou dermatologista pra avaliar.

      2. Doutora, 3 dias atras surgiu uma ferida no canto da minha boca, nao coçava, só doía, hoje pela manha nasceu umas bolinhas de agua que coçam e DOI na parte de baixo do meu lábio, e ta ficando inchado, o que devo fazer? Se eu nao tomar o medicamento ela some ou ela continua se alastrar??

        1. Naty, depende do que são essas “bolinhas”. A primeira coisa que você precisa é de um diagnóstico. Se for herpes, as bolinhas acabam sumindo sozinhas, mesmo que você não tome nem passe nada. Procure um dentista ou dermatologista pra avaliar.

  33. Hoje de manhã quando acordei tinha saído umas bolinhas no meu lábio e depois ao decorrer do dia só foi inchando essa parte da boca, mas eu não sei como peguei, pois não tive contato pessoal. E eu pensei também que fosse do lanche que comi, ou de alguma outra coisa. Tô com medo disso passar para outras partes do corpo. Tem como ?

    1. Thalia, talvez você não tenha “pegado”… pode ser algo local, apenas. Se for herpes, é muito comum, quase todo mundo tem o vírus no organismo. Você só passa pra alguém se esse alguém nunca tiver entrado em contato com o vírus (o que é difícil) e se tiver com a lesão na boca. Se não, não.

  34. Doutora, há 3 meses senti incômodos na genital, então fui há um urologista pq tive uma exposição, ele me passou exames, entre eles herpes, deu negativo. Me passou tratamento para infecção urinária, tinham raras bactérias no meu exame. No entanto há 5 dias surgiram bolhas ao redor do lábio inferior de minha parceira, mas apenas ao redor quando ela esfoliava a pele. Ela tá tratando com aciclovir, depois que essas bolhas sumirem, se aparecerem novamente sem espaço de tempo, é herpes? Eu não tenho nenhuma até agora, nem na boca ou na genital. Meu exame pode ter dado um falso negativo?

    1. João, acho improvável um falso negativo… mas possível, é. Os episódios de herpes são recorrentes, e sua parceira pode ficar até mesmo anos sem qualquer manifestação, assim como você, mesmo que tenha / tivesse o vírus no organismo. Então não dá pra dizer se é herpes ou não apenas com base no seu relato e na possibilidade de uma nova manifestação em seguida dessa.

      1. Doutora, surgiu umas pequenas bolhas no meu lábio, só que n tem coceira, nem dor, e já faz mais de 2 semanas, o que pode ser????? Pf responda…

        1. Difícil dizer só com base na sua descrição, Kelven. Como já faz mais de 2 semanas, seria bom um dentista ou dermatologista avaliar.

  35. Doutora, estou com herpes labial, já fui ao médico quando deu a primeira vez e ela comprovou que era herpes labial mesmo, agora ela voltou, queria saber qual o mais eficiente, o comprimido de aciclovir ou a pomada, qual age mais rápido??

    1. Cristiana, taí um assunto controverso. Há quem nem acredite na efetividade da pomada, a não ser que as vesículas da lesão do herpes fossem “furadas” uma a uma antes de aplicá-la. Então, embora seja só uma opinião pessoal, acho que ambos funcionam, mas o comprimido faz mais sentido, pela forma de ação. Eu mesma tenho herpes e nunca tomei o comprimido, sempre usei a pomada, que me parece útil.

  36. Bom dia !

    Recentemente, ha uns 5 dias atras, senti que minha gengiva estava inchando em varias regiões da boca, na região do “céu da boca”, bem próximo a “raiz” dos dentes frontais. Quando faço passo o fio dental e faço a escovação, sinto ate um incomodo na gengiva devido ao inchaço. Comprei ate um Listerine pensando que poderia amenizar a situação… rsrsrsrs.
    Passado alguns dias, houve um surgimento de duas bolhas nos lábios, sem dor nem coceira, em diferentes regiões, com um liquido incolor. Logo na sequencia, o aparecimento de afta na língua, bem em uma das regiões de inchaço. ¬¬”

    Já li vários assuntos sobre está situação como estomatite, diferentes tipos de herpes… enfim. Saberia me informar o que poderia ser?!

    1. Marcos, na verdade você descreve uma série de sintomas que nem parecem estar relacionados. Pode ser uma estomatite herpética primária, caso você nunca tenha entrado em contato antes com o vírus do herpes, o que não tão comum em adultos. Mas só com base na sua descrição, não dá pra afirmar nada.

  37. Ola Ana, ha uns 3 dias antes meus labios tavam cocando, dai comecou a sair umas bolhas brancas no cantinho da boca, nao sei o q e, mas coca muito em volta da boca e no queixo, e inchou, nao consigo nem falar direito. Queria saber remedios caseiros pra isso, agradecida pelar dicas, REGIANE DAMASIO

    1. Regiane, parece algum tipo de dermatite ou, quem sabe, alergia. Não dá pra sugerir nenhum tratamento sem saber a causa. Procure um dermatologista pra avaliar.

  38. Olá doutora, desde que comi um McDonalds pela primeira vez, minha boca amanheceu inchada e com uma bolha de pus, eu falei que foi desde que comi o Mc pq foi a única coisa diferente que fiz para que aparecesse isso. Não sei ao certo se foi isso ou não. Estou com medo de que possa ser herpes. Será que é ?
    Amanheceu muito inchada a minha boca e com uma bolinha de pus e já tem 4 dias que ela não sai, passou 3 dias inflamada e tá desinflamando agora, arranquei uma peninha mas criou novamente a bolhinha e ainda amarelada. Pode ser herpes ? Ou foi algo na alimentação? Ou pode ter sido até mesmo outra coisa? Me tire essa dúvida! ;(

    1. Amanda, herpes não tem pus (a não ser que você “cutuque” as vesículas e vire uma ferida). Também não acho que seu lanche tenha qualquer coisa a ver com isso, é coincidência. Sua descrição é de um abscesso, que pode ter origem no canal de um dente, por exemplo, ou na própria gengiva. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  39. Olá Ana, estou com aglomerados de bolinhas brancas nos lábios, apresentando em forma de fileiras, predominando no lábio superior. Fiquei com receio de ser a herpes labial, mas por fotos e relatos percebi que a herpes são “bolinhas de água”, muito diferente das que estou.

    Por imagens na Internet achei mais parecido com Grânulos de Fordyce. Vou procurar um dermatologista para melhor diagnóstico. Você pode me ajudar? Pois estou muito preocupado.

    1. Podem ser Grânulos de Fordyce sim, Guilherme. Nesse caso, seriam apenas glândulas sebáceas mais desenvolvidas.

  40. Será que eu tenho herpes, doutora?. Isso já aconteceu várias vezes comigo, essas bolinhas debaixo dos lábios (mês passado também tive, só que em cima do lábio superior), e acho que desta vez aconteceu pq tenho rinite, então eu respiro grande parte do meu dia pela boca… Minhas suposições estão corretas? Ah, e também que uma parte embaixo do meu lábio (ao lado dessas bolinhas) fica vermelha…

  41. Olá doutora, desde os meus 14 anos que tenho herpes labial, 2 meses atrás tive chikungunya, após passar as primeiras semanas dessa doença, minha boca estourou descontroladamente e já faz 1 mês que no canto da minha boca ta cheio de bolhinhas da herpes, já fui em tudo que é médico e só passam aciclovir, mas já faz 1 mês e não resolve, e de uns dias pra cá apareceu um monte de bolhinhas tbm no meu pênis, na parte de dentro, será que tbm é Herpes, sou virgem como passou, se não tive nenhum contato! Já faz dois meses que isso me atormenta e não sei mais oq fazer! Me ajude doutora?!

    1. Henrique, pode ser herpes, sim… mas é muito incomum que as lesões apareçam por tanto tempo, pois o ciclo do vírus leva uns 10 dias. A não ser que, no seu caso, sejam lesões recorrentes. Pode ser, ainda mais considerando que você teve chikungunya, caiu a imunidade, etc..

  42. Hoje tenho 29 anos, mas desde criança aparecem herpes na minha boca, e normalmente é quando está chegando o inverno, eu só não entendo porque eu durmo sem, e acordo com elas, o vírus se manifesta durante a noite?

    1. Também, Ana… mas não só à noite. Ele se manifesta assim mesmo, “do nada”… basta haver uma baixa de imunidade, por exemplo. No seu caso, geralmente à noite.

  43. Olá doutora, estou com várias bolinhas vermelhas no labio inferior por dentro da boca, e uma ferida pequena no lábio superior por dentro, o que pode ser?

    1. Sarah, só com base na sua descrição não dá pra afirmar, mas pode ser herpes, como explico no texto. Procure um dentista ou dermatologista pra avaliar.

  44. OLA DOUTORA! HJ QUANDO ACORDEI FUI ESCOVAR OS DENTES E VI UMA BOLINHA NO MEU LABIO, EU FUREI COM AGULHA E SAIU AGUINHA DE DENTRO, NÃO COÇA, SÓ INCOMODA, NÃO TIVE RELAÇÃO SEXUAL COM NINGUEM E NEM BEIJEI, ESSA BOLINHA É DA COR DOS MEU LABIOS!
    SERA QUE É HERPES?

  45. Boa tarde doutora, hoje a tarde parecia que eu tinha cortado meu labio superior e quando me olhei no espelho vi que tinha uma única bolhinha amarelada e o local esta um pouco inchado. Na parte da manha e no dia anterior eu não senti nada de diferente nos lábios. Pode ser herpes ou pode ser pelo meu mau habito de puxar a pele desse local com os dentes?

    1. Fernanda, pela sua descrição não me parece herpes. Se você tem o hábito de remover a pele do lábio, eu apostaria nisso.

  46. Olá, Dra. Estou apenas com UMA bolha na vagina interna… Parece ter água dentro dessa bolha, não arde e nem incomoda… Vi ha uns 4 dias e nunca saiu… Parece que cresceu mais… Estou com medo de ser alguma DST… Me responde por favoor… Bjos

    1. Kelly, não é minha área de atuação… mas sim, pode ser uma DST. Um ginecologista vai esclarecer. Se é uma bolha única, não deve ser herpes.

  47. Olá Doutora, bom dia!
    Hoje de manhã quando acordei para trabalhar e passei a língua nos lábios, como sempre faço, senti uma inclinação do meu lábio na parte esquerda da boca e do lado de fora, quando fui lavar o rosto e ver o que tinha acontecido na boca percebi que aparece uma bolha avermelhada, mas ela não arde nem coça, não é amarelada, apenas incomoda. Será que é a herpes? Essa bolha pode crescer?

    1. Adyélhe, se é uma bolha só, não é herpes. O herpes é caracterizado por várias pequenas vesículas. Observe nos próximos dias, se essa bolha crescer ou não desaparecer, procure um dentista ou dermatologista pra avaliar.

  48. Olá pessoal, venho trazer uma boa noticia pra vcs. Para bolhas na boca coloquem gelo e bebam água gelada, nada de comida quentes ou líquidos quentes (cura dentro de 7 (sete) dias ou menos que isso. Para curar a herpes é bom comer inhame. Vc limpa ele e cozinha que nem batatinha, depois tempera com um pouco de sal, pode se misturar cebolinha junto se quiser com oregano.

    1. Deve ser uma delícia. Mas curar herpes, não cura. 😛 O pessoal não passa nem pomada, imagina cozinhar inhame, Jose…

    2. Gelo no local da herpes só faz ela espalhar mais, eu sei pq sempre tenho quando fico com a imunidade baixa, nervosa ou até mesmo quando fico com a boca ressecada. Já tentei tudo pra passar mas a única coisa que realmente resolve é tomar o comprimido de aciclovir e não ficar molhando pq quanto mais molha, mais espalha. O aciclovir diminui a “agressividade” do vírus fazendo com que quando ele se manifesta, não fica tão inchado e não tenha muitas bolhas e diminui a frequência de manifestação do vírus. Existe um produto que na verdade é uma fita, parecida com fita para curativo, essa fita vc põe em cima da herpes pra “disfarçar” foi feita pras pessoas que as vezes tem compromisso e não podem aparecer com a herpes na boca! Eu nunca vi na farmácia, achei na internet pra comprar, é caro mas é pra quebrar um galho, eu sei como é horrível quando se tem um compromisso no outro dia e um dia antes essa belezinha resolve aparecer, mas é isso gente, não adianta passar um monte de coisa pq o que realmente resolve é o tal do aciclovir.

  49. Olá Doutora, eu tenho duas duvidas, gostaria d saber se as bolhas d herpes podem ficar integras por mais d 1 mês ?
    E se existem outras doenças q se parecem com a herpes ?

    1. Não Adam, o ciclo do herpes leva uns 10 dias, a ferida sara sem deixar cicatriz. Sim, existem outras doenças que podem se manifestar como vesículas.

  50. Oi Doutora… sempre quando a temperatura baixa aparece UMA bolha de água no meu lábio inferior do lado de fora… todo ano aparece… as vezes pequena e some rápido… esse ano apareceu maior.. ela se rompe e vira uma ferida com casca e some sem deixar cicatriz… nunca usei nada… mas é chato sair para trabalhar com a boca assim… o q será isso??

    1. Cici, parece herpes… mas herpes não aparece como UMA bolha, mas várias pequenininhas. Procure um dentista ou dermatologista pra avaliar na próxima vez que aparecer essa lesão.

  51. Minha mãe, meu pai e meu irmão têm herpes e agora eu, tenho desde de os 8 anos, mas nunca se manifestou repetidamente, fazia um ano desde a última manifestação das feridas, tive com gripe ha pouco tempo, fiquei de cama uma semana, com febre, me expus ao frio e no outro dia começaram os sintomas, eu tenho os comprimidos Aciclovir mas não tenho a pomada, poderia comprar sem prescrição médica?

    1. Inara, as lesões do herpes costumam se manifestar quando há baixa de imunidade no organismo, e parece que foi o que aconteceu com você. Se é herpes mesmo, você pode tomar o comprimido, não precisa usar, necessariamente, a pomada. Mas na farmácia geralmente se vende mesmo sem prescrição.

      1. Obrigada, comprei a pomada, mas não parecia ser herpes, pois deu só uma bolha grande de água, e no redor dessa bolha meu lábio ficou roxo, mais os sintomas são os mesmos da herpes, com aquela ferida horrível que da, a queimação, coceira, ardência, não costuma ser as mesmas bolinhas agrupadas? Pode ser diferente o aspecto das bolhas?

        1. Inara, você me disse que tinha herpes, não que achava que tinha. Em vez de ficar “achando”, procure um dentista ou dermatologista pra avaliar e tratar de acordo.

  52. Olá doutora, sei q esta pergunta q vou fazer não se encaixa na sua área, mas se vc puder me ajudar com algum esclarecimento se for possível, serei mto grato a sua pessoa, a pergunta é a seguinte: Ha duas semanas apareceram algumas pequenas bolinhas um pouco esbranquiçadas na haste do meu pênis, e elas estão integras do mesmo jeito até agora, e não tive nenhum sintoma, não senti absolutamente nada, só apareceram essas pequenas bolhas, será q pode ser herpes, ou será uma outra coisa ?
    Grato desde já.

    1. Adam, pode ser herpes, sim, principalmente se as “bolinhas” forem múltiplas e agrupadas. Mas realmente não é a minha área, sugiro a avaliação de um urologista.

          1. Doutora, e que apareceu 2 bolinhas doloridas ja e 3 vezes, mas a outra vez que tinha aparecido vai fazer quase 1 ano ja, e apareceu no mesmo lugar da outra vez, ai queria saber se quem tem herpes labial demora assim para aparecer novamente.

  53. Oi doutora, estou com herpes labial, já passei no medico e ele já me passou a pomada. Comecei passar hoje, é normal sair um líquido da ferida?

  54. Doutora, não é de hoje q aparecem bolinhas cheias de água na minha virilha, não chega a ser lá dentro, mas incomoda muito, durante o dia evito até de ir ao banheiro, pois a calcinha gruda, isso seria herpes? É uma sequência de bolinhas uma do ladinho da outra.

    1. Não é um local comum de herpes, Suellen… mas até pode ser. Pela região, é mais provável algum tipo de alergia ou dermatite de contato, mas não é minha área de conhecimento. Sugiro a avaliação de um dermatologista.

  55. Bom dia doutora, tenho herpes genital há alguns anos, tem alguns dias que apareceram umas bolinhas nos meus labios, são secas, bem distantes umas das outras, antes de aparecerem latejou um pouco, mas logo passou, não coçam e nem doem. O que pode ser?

    1. Luiz, parece herpes, porém você diz que as “bolinhas” são afastadas umas das outras, e isso não é uma característica de herpes. Procure um dermatologista ou dentista pra avaliar.

      1. Eu fui no médico, ele me falou que não era herpes, mas fiquei com medo de contaminar minha esposa. Antes de aparecerem ficou formigando um pouco os meus labios, aí surgiram umas bolinhas muito pequenas sem líquido nenhum e eram umas 4, estão distantes umas das outras, nenhuma pertinho da outra, toco nelas nao doem, passei até aciclovir mas não sumiram, comecaram a sumir mas nao tem ferida como a da herpes, elas não doem nem cocam, agora estão sumindo, meu dentista disse que eu melhorasse minhas escovações que poderia ser acúmulo de bactérias? Isso procede, doutora?

        1. Se o médico avaliou e disse não ser herpes, certamente não é… as lesões de herpes são bem características. Provavelmente é algum tipo diferente de lesão de pele.

    2. Bom dia doutora, tou com herpes nos lábios, como faço para compra a vacina, me ajude por favor, tou com muito medo.

      1. Lidiane, não existe vacina pra herpes. Se você se refere ao remédio, tem em qualquer farmácia. E herpes é um problema muito simples e comum, a maioria das pessoas tem o vírus no organismo, mesmo que ele nunca se manifeste um dia. Eu mesma tenho herpes de vez em quando. Não precisa ficar preocupada.

  56. Olá, estou com UMA só ferida no canto direito da boca, por dentro, há uns 3 dias. Ela dói muito, mas eu tenho aquele “bruxismo” e às vezes acordo com a língua mordida. Gostaria de saber o que pode ser isso; alguma doença ou que provavelmente eu tenha mordido mesmo e inflamou… Obrigada.

  57. Dra. Por favor, me ajude. Estou com umas bolhinhas de água nos lábios inferiores, mas nem dói nem arde, mas são algumas bolhinhas de água, pode ser herpes ou algum outro sintoma?

    1. Sua descrição é bem característica de herpes, João… mesmo sem arder nem coçar. Procure um dentista ou dermatologista pra avaliar.

  58. Dra., me encontro com umas pequenas bolhinhas, porém, na parte interna do lábio inferior (dentro da boca mesmo). Elas se formam, estouram, saram e em seguida já recomeçam o processo. A Sra. pode dar algum diagnóstico, mesmo que impreciso, apenas por essa descrição?
    Agradeço desde ja. Boa noite.

  59. Bom dia Doutora, meu nome é Luciano.

    Tive um abscesso dentario, minha boca inchou muito, minha dentista receitou cloridrato de clindamicina, no terceiro dia comecei a sentir uma ardencia nos labios, principalmente no inferior onde percebi um pequeno ponto escuro que arde muito.
    Quando voltei mostrei a ela e ela me disse que poderia ser herpes, contudo faz uma semana e permanece da mesma forma. Termino o antibiotico em dois dias.
    Hoje percebi dentro da boca na parte inferior algumas pequenas bolhas brancas, nao doem nem ardem, mas ardencia do canto da boca vai e volta, quando me alimento, por algumas horas depois volta.
    Pode me dar alguma sugestão?

    1. Luciano, pela sua descrição pode ser herpes, mesmo. Você provavelmente está com a imunidade um pouco baixa, até pela situação, e o vírus do herpes se aproveita dessa deficiência. A presença de várias pequenas vesículas é um sintoma comum do herpes. Sendo herpes, em alguns dias isso se resolve até forma espontãnea, quando o ciclo do vírus se fechar.

    1. Gabriel, esse link não funciona. De qualquer forma, eu poderia até olhar a foto, mas não quer dizer que vou poder afirmar se é herpes ou não… depende. O exame clínico é insubstituível, e o ideal é você procurar um dentista ou dermatologista pra avaliar.

  60. Olá Doutora. Há um tempo atrás apareceu um carocinho dentro do meu labio inferior, nao ardia, nao coçava, simplesmente estava ali. Isso há mais ou menos um mês, e ele tem desaparecido. Há umas duas semanas começou a aparecer uma pequena bolha no mesmo lábio, da mesma forma, sem dor, sem ardencia, só imcomodando por alterar o relevo do labio. Será que pode ser herpes?

  61. Boa noite Dra. Sou Romário de Salvador e estou com várias bolinhas dentro do nariz e na boca, o que fazer para sarar rapidamente?
    Aguardarei a sua resposta para dar o primeiro passo, bjs.

    1. Romário, a primeira coisa é diagnosticar o que são essas “bolinhas”… só assim é possível sugerir algum tratamento. Sugiro a avaliação de um dentista ou dermatologista.

  62. Drª, estou gestante de 9 semanas e me apareceu bolhas de água no lábio inferior, sendo herpes o que devo fazer? Posso usar a pomada Aciclovir?

    1. Jojo, pode… SE FOR herpes. Como não sabemos, o ideal é procurar um dentista ou dermatologista pra avaliar. Se for herpes, mesmo que você não faça nada, em alguns dias as bolhas vão secar e desaparecer.

  63. Dra., to com bolinhas avermelhadas no canto dos lábios e tão por fora, apareceram do nd ontem, nunk tive isso na minha vida, e elas queimam um pouquinho. É herpes?

  64. Olá.
    Faz uns 5 meses que notei o primeiro aparecimento de uma aspereza em meu lábio superior, sempre no mesmo lugar. Não vejo nada aparente, nada de bolhinhas, somente sinto como se fossem uma serie de minúsculas bolhas secas. Não doi, não coça, não descasca e some em alguns dias. Desde então já tive 4 episódios. Apesar da aparência não se assemelhar, as características parecem muito com herpes.
    Ha possibilidade de ser? Essa frequência de episódios está alta e indicando a urgência em visitar um medico? E, por ultimo, um clinico geral ou um dentista seria mais apropriado nesse caso?

    1. Fabrina, pode ser herpes, sim. É por dentro ou por fora do lábio? Se for por dentro, procure um dentista (clínico geral ou estomatologista); se for por fora do lábio, tanto um dentista quanto um dermatologista podem ajudar.

  65. Dra. Tem varias bolinhas no meu lábio superior por dentro que nao ardem e nem doem. E estou com muito medo, já pesquisei varias paginas sobre herpes, porem nenhuma tem os mesmos sintomas. Estou com muito medo.
    O que pode ser?

    1. Mirela, não me parece herpes pela sua descrição. Mas não precisa ficar com medo, a grande maioria das lesões em boca são benignas e tratáveis. Não fique imaginando coisas, procure um dentista pra avaliar, até pra você ficar mais tranquila.

  66. Olá Dra, acabou de aparecer um pequeno inchaço na minha boca, quase como uma única bolha. Não coça, não arde e não incomoda, só sinto quando encosto os lábios. Pode ser herpes?

  67. Saiu 4, um no labio… e os outros tres abaixo um poko… so q tem um poko de espaco entre eles… pode ser herpes ?

  68. Dra., preciso saber, nasceram 3 bolinhas estilo de agua na minha boca na parte de cima, uma longe da outra, isso seria herpes ?

  69. Olá Draº, eu utilizei o famoso “loló” em uma festa e desde então minha boca queimou, porém só depois de um mês que surgiu a ferida e uma bolha que com tratamento de agua gelada já esta sarando. Porém, apareceu na parte de cima 3 bolhinhas de água, uma longe da outra, que até então nao havia aparecido… será herpes ou foi por causa da queimadura ? Estou usando essa pomada.

    1. Flavia, “na parte de cima” onde? No lábio? No céu da boca? As bolinhas estão num local que entrou em contato direto com o “loló”?

  70. Bom dia!
    Ontem reparei que meu labio estava aspero, porém só metade, depois reparei em umas bolinhas minusculas, não coça, nem arde… beijei uma guria com uma lingua meio aspera ha 1 semana, tem ligação ? O que é ?

    1. João, não deve haver ligação direta entre a aspereza da língua e essas bolinhas no lábio. Mas pode ser herpes, como explico no texto. Se persistir, procure um dentista ou dermatologista pra avaliar.

    1. Cintia, sem saber o que são essas bolhas, não há como sugerir um remédio. Se for herpes, o tratamento padrão é o aciclovir, como explico no texto. Procure um dermatologista ou dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  71. Dra, hj acabei de acordar com bolinhas nos lábios, não arde, não doi, não coça, quando eu estouro ela que doi, será que é herpes? So incomoda quando mexo os lábios… é que eu tenho dermatite atópica, passei a pomada e tá sumindo aos pouco, mas obg.

    1. Pode ser herpes sim, Eduardo. Sugiro que você não estoure as bolinhas. Persistindo, procure um dentista ou dermatologusta pra avaliar.

  72. Dra. Ana, ha alguns dias surgiu uma bolinha na parte de baixo do meu labio e no outro dia sumiu. As vezes sinto uma ardencia leve, mas nada de dor ou coisa do tipo. Pode ser herpes labial?

    1. Se for uma bolinha só, única, não deve ser herpes. O herpes é caracterizado por várias vesículas, como explico no texto. Persistindo, procure um dentista ou dermatologista pra avaliar.

  73. Olá Dra. Ana,

    Em 2006 fiz a sorologia para o Herpes e deu tudo negativo (o Anti HSV1 IgG deu negativo <0,1).

    Este mês fiz novamente e deu o seguinte:
    Anti-corpos Anti HSV1 IgG: limite 1,0 (reagente 1,4)
    Anti-corpos Anti HSV2 IgG: negativo <0,5 (reagente 1,3)
    Anti-corpos Anti HSV IgM: negativo <0,9 (reagente 1,5)

    Após 15 dias eu repeti os exames e o resultado foi exatamente o mesmo.
    Nunca tive nenhum sintoma bucal nem genital.

    O que a senhora acha desse resultado "limite"? Quer dizer que eu sou positiva ou negativa?
    Eu posso ter tido contato com o HSV1 a ponto de criar anticorpos mas não o suficiente para me contaminar com o vírus ? É possível?

    Existe outro exame que eu possa fazer para ter certeza que tenho esse vírus ? É o tal do PCR?
    Meu namorado fez o mesmo exame há uma semana e deu tudo negativo (estamos juntos há 4 anos e não usamos proteção).
    Não quero contamina-lo, por favor me ajude!

    Muito obrigada e Feliz Natal.

    1. Pelo resultado, negativa. Mas a grande maioria da população tem o vírus do herpes no organismo, é muito comum. A transmissão do vírus só se dá no contato com lesões ativas. Você não vai contaminar seu namorado, fique tranquila. Pra você ter uma ideia, eu tenho herpes de vez em quando, desde criança, e meu marido nunca teve. 🙂

  74. Olá DRA. gostaria de saber se tenho herpes mesmo, quando acordei eu percebi ao olhar no espelho uma espécie de bolha, não sei se é isso mesmo. É a primeira vez que isso aconteceu. E eu não estava doente, nem mesmo com o lábio coçando ou ardendo, resumindo tava tudo normal. A bolha é da cor do lábio e não parece estar com “água” e é apenas UMA bolinha. E ela não apresenta nenhum desconforto, ao toque, ao fazer vários movimentos com a boca. Simplesmente apareceu.

    1. Não parece ser herpes, Aj. As vesículas do herpes são várias e contêm líquido, diferente do que você descreve.

  75. Há alguns dias, apareceram algumas bolinhas ao redor da minha boca, mas não muitas, e elas quase não apareciam, elas não coçam nem ardem, mas se eu mexer com elas, elas aparecem mais, e delas saem uma água. Na família, apenas a minha tia tem herpes, mas eu quase não tive contato com ela quando aparece
    nela. É herpes?

    1. Pode ser sim, Camilla. O vírus do herpes está presente na maioria das pessoas, algumas manifestam as lesões, outras não. Pode ser que você já tenha o vírus há muito tempo, mas só agora apareceu.

  76. Ha uns dias descobri pequenas bolhas na minha boca, não sinto dor, nem incômodo, e elas são perceptíveis apenas quando passo a língua ou esfrego os lábios. Já tive Herpes na perna direita e fiz tratamento com Aciclovir. Na época doeu e ardia mto. Esse na boca tbm pode ser Herpes?

  77. Tenho herpes genital ha um tempo, as vezes sinto a ardência e dor antes da aparição das bolinhas, quando isso acontece, eu evito fazer sexo, mas tem vezes que não avisa e do nada aparecem as bolinhas, então eu já tenho transado até mesmo umas 12h antes do aparecimento sem saber que iam aparecer… mesmo assim nunca manifestou o vírus da herpes na minha namorada, será que ela não pegou mesmo ou é possível que esteja contaminada mas ainda n se manifestou? Essa seria a primeira dúvida. A segunda dúvida é, assim que a bolhinhas secam e cicatrizam, eu já posso ter relações sexuais sem ter problemas de contaminar? Obrigado.

    1. AF, a fase em que o herpes é transmissível é enquanto as lesões estão aparentes, principalmente com as “bolinhas” cheias. Depois que secam, a chance de transmissão cai drasticamente. Mas é muto provável que sua namorada já tenha o vírus no organismo, pois a maioria das pessoas tem… e talvez nunca se manifeste da forma que se manifesta em você. Apenas evite fazer sexo quando tiver as lesões, como você vem fazendo, e use camisinha.

  78. Oi doutora, desde 5 anos atrás eu notei que estavam nascendo pequenas bolinhas quase que imperceptíveis nos meus lábios, no inicio não achei que era nada… e essas bolinhas até hoje estão nos meus lábios e nunca somem, durante mais ou menos 4 anos nunca tive sintoma nenhum de herpes, apenas as bolinhas que não sumiam, agora em 2015 que eu comecei a ter sintomas… meus lábios estão quase sempre ressecados, por esse motivo passei a usar muita manteiga de cacau, e as vezes tenho coceira nos labios e ao redor da boca também… mas o estranho é que as benditas bolinhas nunca somem…

    Pode ser herpes ?

  79. Doutora apareceu ontem umas bolinhas meio amareladas no canto direito da minha boca, e elas não ardem ou coçam, apenas está um pouco inchado, faz um ano q nao tenho relações sexuais, e houve um episódio quando criança que minha boca encheu de afta até a garganta e meu corpo coçava bastante, pois na época foi uma alergia que depois de muitos exames o medico não conseguiu identificar o que era. Então doutora, essas bolhas podem ser herpes labial ? Se sim e eu comprar a pomada, como utilizar ?

    1. Guilherme, na infância você pode ter tido gengivoestomatite herpética primária, e hoje, pela sua descrição, pode ser herpes, sim. Sugiro que você procure um dentista pra avaliar, comprar a pomada e passar não vai adiantar nada se não for herpes.

  80. Bom dia, Ana!
    Uma amiga está com sintomas de herpes, ela disse que teve relação (vaginal e oral) com um amigo, no qual suspeita dele. Ela quer saber se nesse caso ela pegaria herpes labial e genital de um vez ou só um tipo? Ela está com sintomas de herpes genital e uma ex namorada dele disse que ele tem herpes genital e não labial.
    Agradeço.

    1. Os vírus do herpes genital e oral são muito parecidos, o tipo 1 e o tipo 2 são da mesma “família”. Teoricamente o 1 era conhecido como labial e o 2 como genital, mas eles se manifestam da mesma maneira e hoje são encontrados tanto nos lábios quanto nos genitais pela prática de sexo oral. Então sua amiga pode ter herpes genital por causa do sexo oral ou genital. O vírus do herpes é muito comum, a maioria da população tem, e ele, via de regra, não leva a maiores consequências do que as pequenas lesões recorrentes com vesículas.

  81. Desde pequena aparecem bolhas na minha boca, mas são só bolhas, não viram feridas. Elas chegam do nada, as vezes eu levanto e sinto a boca ficar quente e elas aparecem, três ou quatro bolinhas na parte externa da boca. As vezes fico um ano sem ter e elas somem assim do nada. Pode ser herpes?

  82. Olá! Este ano já é a 3° vez que me aparecem 3 bolhinhas entre a minha vagina e o anus. Nas duas primeiras vezes foi no msm local e nessa terceira vez foi em outro local, mas todos no lado esquerdo. Elas começam coçando e não doem, nem arde, nem incha o local e nem está avermelhado ao redor, depois secam e não viram feridas. Notei que apareceu sempre antes da menstruação e no mês em que me estresso muito. Pode ser Herpes? Caso não, o que pode ser?

  83. Olá Doutora, apareceram tres bolinhas na junção superior e inferior de ontem p hoje, ela cresceu um pouco, ta coçando e ardendo muito, e a primeira vez que apareceu isso nos meus labios, e como faz poucos meses que comecei a usar aparelho, passaram a ficar muito ressecados os meus labios, pode ser herpes? Se for ja posso passar a pomada pra aliviar essa ardência?

    1. Adryellem, pode ser herpes, sim. Você até pode passar a pomada, mas só vai resolver se for herpes. Procure um dentista ou dermatologista pra avaliar.

  84. Oii, Doutora estou muito preocupado, tenho muitas caroços na parte interna da boca dentro da mucosa, nao da pra ver esse caroços não, só quando passo a língua ou aperto, são muitos.

    1. Lucas, não dá pra dizer do que se trata apenas com base na sua descrição. Talvez sejam apenas glândulas salivares menores, que todos temos e são normais. Na dúvida, procure um dentista pra avaliar.

  85. Oi Doutora! Estou com os meus lábios ressecados, com ardência e ásperos… Notei que estão ásperos devido a umas microbolinhas que estão espalhadas no lábio superior, não da para vê-las, só eu vejo de muito perto, e se eu puxar o lábio para cima, só assim vejo.
    Não se parece nada com as fotos acima, mas estou com medo de ser herpes, pois arde, mas não tem lesões nem feridas. Meus lábios estão ressecados, rachados e com essas microbolinhas imperceptíveis… Será que pode ser herpes ou alguma reação alérgica?

  86. Dra., bom dia! Além de herpes labial, alguma outra infecção pode apresentar as mesmas características? Eu não sei realmente do que se trata meu caso, e na minha cidade, é um pouco difícil atendimento pelo sus. Em 2012 pela primeira vez apareceram algumas bolhinhas no meu lábio superior, porém não coçava, não ardia, não doía. Fui somente mantendo a higiene e com dois dias estouraram. Quando enfim consegui uma consulta, a médica viu, mas já estouradas, estando já como se fosse uma casca e disse que não se tratava de herpes. Porém, tudo que li no texto e em outros lugares sobre a herpes, indicava que se tratava da mesma, e isso me deixou confusa. Ontem percebi no mesmo lugar uma alteração no lábio, dai então fui higienizando, e como não tenho plano de saúde, e consulta pelo sus na minha cidade é difícil, resolvi procurar ajuda via internet. Comprei a pomada aciclovir e passei… Mas como posso saber se realmente é ou não herpes labial? Corro algum risco passando essa pomada e não ser o caso?

    1. Raquel, a médica disse o que poderia ser (já que, segundo ela, não é herpes)? Porque sua descrição é de herpes. Caso não seja e você use o Aciclovir, apenas não vai ajudar em nada. Pra saber o que é, é preciso um diagnóstico clínico, que só pode ser dado por médico ou dentista.

  87. Obrigada, mas senhora acha que o que? Estou preocupada pq pareceu umas 3 feridas dentro da minha boca parecido com aftas, depois começou a coçar e queimar meus lábios e de repente pareceu uma bolha do nada.

    1. Difícil sugerir alguma coisa apenas com base na sua descrição, Taty. Pode ser algo inflamatório, uma infecção fúngica… inclusive as aftas e essa “bolha” podem nem ter relação. Procure um dentista pra avaliar clinicamente.

  88. Oi, então, apareceu esses dias uma feridas dentro da minha boca que pareciam aftas, melhorava depois voltava, depois saiu uma bolha nos meus lábios, isso pode ser herpes???

  89. Estou com uma bolinha igual essa ai de cima e fui mordido esses dias, e apereceu só uma, branca, em baixo, com agua, ai eu espremi ela saiu, mas agora acordei com umas iguais da foto, sera q essas bolinhas podem ser por outro motivo ? Ou tenho herpes mesmo, e se tenho o q eu faço da minha vida agora ?

    1. Lucas, pode ser herpes, sim. 90% das pessoas têm o vírus do herpes no organismo, e a maioria delas manifesta as “bolinhas” em algum momento de suas vidas. Eu mesma tenho herpes. Fique tranquilo, sua vida não muda em nada. Quando as bolinhas aparecem, você pode tratar pra que sumam antes, mas se não tratar, elas vão sumir espontaneamente, também. Então CALMA, é vida normal. 🙂

  90. Olá, estou com uma bolhinha (branca) dos dois lados da boca na parte de cima, só que uma esta com vários dias, a outra apareceu hoje. O q pode ser ?

    1. Larissa, não dá pra sugerir o que seriam essas “bolinhas” apenas com base na sua descrição. Procure um dentista pra avalia clinicamente.

  91. Tenho herpes labial, não sei desde quando, mas lembro que sempre apareceu bolhas na minha boca (pelo menos uma vez em cada ano) e nunca desconfiei que fosse herpes. Ultimamente anda aparecendo mais vezes, e desta vez gripei mais forte e agora apareceu as bolhinhas, e no rumo das bolhas descendo para o queixo até onde dizemos “papada” doi e está inchado, e também esta inchada a região da boca (um lado do rosto) bem na gengiva, depois do ultimo dente. Será que tem a ver o inchaço com as herpes?

    1. Vitoria, não acho que uma coisa tenha a ver com a outra. Me parecem coisas diferentes, com causas diferentes. Procure um dentista pra avaliar, principalmente a situação gengival.

  92. Olá doutora, estou com umas bolinhas na região da bochecha, lado direito do rosto. Quase perto da boca, não sei como peguei, não sei tbm se é herpes e queria um auxílio seu. Tem horas que elas ficam ardendo/comando, como me livro disso?

    1. Pode ser herpes sim, Matheus. Mas é difícil sugerir como se livrar disso sem saber exatamente o que é. Procure um dentista ou dermatologista pra avaliar.

  93. Olá, essas bolinhas deram na minha boca hj é n sou acostumada a beijar ninguém, pq apareçeu? Eu passo a pomada desonida é boa ? Eu estouro elas todos os dias, mas aparece mais, e nos lábios q apareceram. Espero sua resposta pq eu estou desesperada, xau.

    1. Maria Eduarda, as “bolinhas” do herpes são a manisfestação de um vírus, e a grande maioria das pessoas têm esse vírus. Não é preciso que você tenha beijado alguém com herpes pra ter herpes. A desonida é um anti-inflamatório, mas não é apropriada pra tratar as lesões de herpes. Não precisa ficar desesperada, isso é bem comum. É só questão de tratar pras “bolinhas” irem logo embora. O tratamento padrão é o Aciclovir, como explico no texto… mas o ideal é você procurar um dentista ou dermatologista pra confirmar se é herpes mesmo, pode ser outra coisa.

  94. Olá, percebi agora ha pouco que apareceu uma bolhinha no canto do meu lábio, bem na junção entre superior e inferior. Mas não coça, não arde, e só dói se eu fico mexendo. Também está levemente avermelhada. Nunca tinha me acontecido isso. To com medo. 🙁
    Pode ser herpes?

    1. Aline, se for uma bolinha só, não é herpes. Herpes se caracteriza por várias bolinhas. Se isso permanecer nos próximos dias, procure um dentista pra avaliar.

  95. Boa tarde doutora. Acordei ontem com 3 bolinhas bolinhas avermelhadas na parte de dentro do lábio e uma bolinha um pouco maior na parte de fora, e na lesao um pouco de inchaço, as mesmas estouraram e fizeram feridas parecidos com aftas, por tanto avermelhadas… Pode ser herpes ? Obg doutora bjs.

    1. Celso, pode. Embora pela localização e pela quantidade de bolinhas (só 3), acho que não é. Procure um dentista pra avaliar.

  96. Dra., tenho herpes labial desde criança e sempre que fico com imunidade baixa aparece. Atualmente, estou em um relacionamento novo e distante, ficamos juntos uma vez por mês. Notei que toda vez que ficamos juntos e faço sexo oral nele, dois ou três dias depois eu fico com herpes labial. Faz cinco meses que estamos juntos e eu tive herpes nestes cinco meses seguidos. Ele não apresenta nenhuma doença e recentemente fez exames clínicos e disse estar tudo bem. Por que aparece a herpes labial em mim sempre depois do sexo oral? Obrigada.

    1. Adriane, não faz muito sentido… me parece ser uma grande coincidência. Se ele tivesse herpes genital, por exemplo, ele não infectaria você, porque você já tem o vírus (ok, os vírus do herpes oral e genital são um pouco diferentes, mas a lesão que eles causam é a mesma, e o oral pode se manisfestar nos genitais / o genital pode se manifestar na boca). E se você não estava com a lesão de herpes ativa quando vocês estiveram juntos, também não passaria o vírus pra ele.

  97. Olá doutora, ha uns 3 dias senti do nada uma bolha no meio do meu lábio inferior (muito parecida com essas bolhas de queimadura), ela estorou sozinha e criou uma casquinha, que ficou muito parecida com um ressecamento, isso pode ser herpes labial?

    1. Pode ser, Carla. Embora o herpes seja caracterizado por múltiplas bolhas, não 1 só. Procure um dentista pra avaliar.

  98. Apareceu umas bolhinhas no canto direito da minha boca. Mas elas não doem, não ardem. Pensei que fosse espinha, mas pelo o que eu vi, não são espinhas. Pensei em herpes, mas felizmente não sinto nenhuma ardência e nem dor. Mas mesmo assim, continuo inseguro. Tem algum diagnóstico através de exame que pode ser feito?! Se sim, qual? Quero ir em algum laboratório para fazer esse tipo de exame. E será que é herpes mesmo?! Desde já, agradeço. Sucesso!

    1. Santos, vá ao dentista ou ao dermatologista. O diagnóstico, via de regra, não é laboratorial, mas clínico.

  99. Não sei o que aconteceu, notei que apareceu pequenas bolhinhas no canto da minha boca que não existiam antes, elas só são vistas quando eu abro a boca e só notei porque na parte externa do canto da boca esta um pouco vermelho e ardendo pouco também, a lesão só é perceptível vista de perto, mas estou com medo que evolua, acho que peguei com uso de talheres, copos de vidro ou em lata de cerveja; acho que são as únicas possibilidades, preciso de orientação!!

    1. Moisés, difícil orientar você de forma específica sem saber do que se trata. Pode ser herpes, pode ser queilite angular (“boqueira”), pode ser algum outro tipo de lesão inflamatória. Procure um dentista ou dermatologista pra avaliar e tratar de acordo.

      1. Nossa doutora, essa sua resposta também tirou uma dúvida minha, muito obrigado pelo seu blog esclarecedor.
        Deus a abençoe e muito sucesso em seus tratamentos!

  100. Bom dia, eu tenho herpes genital e esta comecando a me dar labial, de ontem pra hoje surgiu as bolinhas, o que posso usar para aliviar a dor e secar mais rapido as bolinhas?
    Obrigada.

  101. Olá,
    Hoje acordei e percebi umas bolhas na parte esquerda do lábio, elas não se parecem com as fotos que vi, estão espalhadas e não ardem, nem coçam, não incomodam. Será que é herpes?

    1. Marcos, pela sua descrição não me parece herpes. As bolhas do herpes são “juntas” e geralmente coçam e / ou ardem. Sugiro a avaliação de um dentista ou dermatologista.

  102. Dra. Ana, peguei uma gripe muito forte e hoje acordei com umas bolinhas nos dois cantos do labio, se for herpes pode ter sido causada pela gripe? Ah, e um brilho vencido pode ter causado as bolinhas?

    1. Não que gripe cause herpes, Ana… são vírus diferentes. Mas considerando que a gripe tenha baixado a sua imunidade e você já tenha o vírus do herpes, ele pode ter se manifestado por causa disso. Um brilho labial vencido não causaria herpes, só se o vírus estivesse nele.

  103. Boa Tarde, Doutora.
    Na terça feira passada eu bebi água em um copo que se encontrava no bebedouro da academia e na quinta feira me dei conta de que havia uma pequena bolinha no meu lábio inferior, e essa bolinha foi crescendo e inchando meu lábio. Procurando pela internet vi que podia ser herpes labial e que aciclovir resolvia o problema. Na sexta de manhã essa bolinha parecia uma mancha de pus, não havia nenhuma outra bolinha dentro e meu labio estava bem inchado e ai comecei a passar aciclovir. No sábado de manhã o inchaço havia diminuído mas a bolinha ainda estava lá e então fui ao pronto atendimento e a médica me disse que é herpes por baixa resistência e que ela estava achando estranho o fato de não doer e nem arder e me disse para continuar passando aciclovir e que se caso continuasse a incomodar era pra que eu procurasse um otorrino. A senhora tem ideia do que pode ser, ja que nao arde e nem coça? Ela me disse que havia varias bolinhas dentro dessa mancha mas olhando no espelho eu nao as enxergo. Hoje a ferida já descascou um pouco, eu ainda estou passando aciclovir e ela não se parece em nada com o que eu vi aqui no seu post ou em imagens pela internet. Tambem gostaria de saber se depois que essa ferida secar eu vou transmitir a doença à futuros parceiros.

    1. Bianca, 2 características clássicas do herpes são: múltiplas vesículas e, dentro delas, uma “aguinha”. Se há pus, pra ser herpes, só se você mexeu na ferida e inflamou… se não, não me parece que seja herpes. É comum que arda e coce, mas cada pessoa sente de forma diferente. Se for herpes mesmo, quer dizer que você carrega o vírus (você, eu e 90 % da população), mas a transmissão só se dá quando há a ferida. Se você não tiver uma ferida ativa, pode ficar tranquila, não vai transmitir o vírus. Na dúvida, eu acho que os profissionais mais indicados pra avaliarem isso é o dentista e o dermatologista.

  104. Bom dia Dra. estou ha mais de 10 dias com herpes “labial”… comecou com aquela bolhinha na boca e agora se alastrou ate quase o queixo… estou fazendo uso de aciclovir pomada ha 8 dias e ha 4 dias aciclovir 400 cp de 4 em 4 horas, mas esta cada vez pior. Esta com casquinha em cima e fica “vertendo” um liquido incolor sem cheio o tempo todo. Doi muito e coça muito tambem. Ontem comecei a fazer compressas geladas no local, o que alivia somente na hora. A pergunta é: devo deixar as casquinhas e nao remove-las? Existe algum outro medicamento que posso estar utilizando e que obtenha uma melhor resposta? #naoaguentomaisdra. Obrigada.

    1. Maristela, se for herpes – e parece que é -, o tratamento é à base de Aciclovir, mesmo. Me parece que o problema é que, no seu caso, a ferida é grande, então incomoda mais. Não tire a “casquinha”, ela vai soltar sozinha quando for a hora. Se as compressas frias ajudam (por causa da coceira), continue fazendo.

      1. Obrigada Dra., agradeco imensamente seu contato e o esclarecimento de minha duvida… abracos 🙂

  105. Ola dra., eu estava tendo febre muito alta esses dias, quando foi de manha notei q minha boca tinha umas bolinhas, isso pode ser da febre? Ela esta aumentando.

    1. Pode ser sim, Claudia. Sugiro que você procure um médico pra ver o que está acontecendo, as bolinhas podem ser apenas uma manifestação bucal de algum outro problema de saúde.

  106. Oi, boa noite, uma vez acordei com uma bolha dentro da minha boca, depois de um tempo ela começou a estourar, mas um pouco depois ficou dura, já estourei várias vezes, sai um líquido gosmento de dentro dela, até hoje não sei o q é isso… me ajudem !!!!

    1. Ennlyne Jully, sua descrição me fez pensar em 2 possibilidades: um abscesso (e aí a “gosma” que sai da bolha seria pus) e mucocele (e aí a “gosma” que sai da bolha seria saliva). Sobre abscesso eu explico aqui –> https://medodedentista.com.br/2014/06/bolinha-gengiva-o-que-e.html e sobre mucocele aqui –> https://medodedentista.com.br/2012/06/mucocele-a-tal-bolha-no-labio-inferior.html . Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  107. Por favor, acordei com 4 bolinhas no canto da boca, aí elas se multiplicaram e teve mais, eu não sei se é herpes ou sapinho, por favor me ajuda.

    1. Augusto, se forem bolinhas “de água”, até pela localização, tem mais a ver com herpes. Pode ser boqueira (queilite angular), também. Procure um dentista ou um dermatologista pra avaliar.

      1. Olá.
        Olha, meu caso é o seguinte. Absolutamente do nada amanheci e senti um pequeno incômodo no lado inferior nos lábios da boca, ao redor um pouco ressecado, logo após dia seguinte no mesmo local estava inchando, vermelho, com bolhinhas amarelas pequenas e uma ardência e coceira incomodando bastante, e do lado de dentro da boca tem um pequeno caroço, é apenas no lábio inferior lado direito. Gostaria de saber o que poderia ser? Qual medico procurar? Ou qual procedimento seguir? Tem cura? Já dura 4 dias.

        1. Vitória, só com base na sua descrição não dá pra dizer exatamente o que é… pode ser apenas alguma reação local, alergia, etc.. Sugiro a avaliação de um dermatologista.

  108. Dra., apareceu três bolinhas na parte inferior da minha boca e coça e arde um pouco, será que é herpes labial ou herpes zóster, qual e a diferença das duas?

    1. Vanderleia, são vírus parecidos, mas no seu caso deve ser herpes labial. O herpes zóster pode acometer qualquer parte do seu corpo, mas é mais frequente no tronco e no rosto, aparecendo uma faixa de vesículas em apenas um dos lados do corpo.

  109. Boa noite!
    Acordei com umas bolinhas no canto da boca, e ta um pouco inchado, e ardendo um pouco. Sera que isso pode ser herpes?

  110. Dra. Ana, bom dia.

    Amanheci com umas bolinhas de água na boca, uma camada vermelha e áspera nos lábios inferiores, mas as mesmas bolinhas deram em alguns dos dedos das mãos também… e estou coçando muito.

    Será que pode ser herpes mesmo?

    1. Pode sim, Priscila. Herpes nas mãos é incomum, porque o vírus não “gosta” muito das mãos, mas acontece e se chama “panarício herpético”. Procure um médico dermatologista pra avaliar e tratar de acordo.

  111. Olá, eu não tenho certeza, mas acho que contrai herpes. Eu gostaria de saber se nunca mais vou poder fazer sexo oral, mesmo que as bolinhas sumam. Eu to muito preocupada, de no caso fazer sexo oral com alguem, mesmo sem as bolinhas e contagiar a pessoa. Só que, uns meses atras eu fiz exame de hiv e não deu nada, e antes de fazer esse exame eu tava com uma lesão no labio, e agora meses depois eu to de novo com essa lesão, no mesmo lugar, mas não são varias bolinhas, são 2 ou 3 que formam uma só.

    1. Maria, o herpes só é transmitido quando há “bolinhas”. Se não, não há problema, você pode fazer sexo oral sim, apenas evite se tiver as “bolinhas” no lábio. Mas o vírus fica incubado no seu organismo pra sempre, via de regra sem maiores consequências. Talvez você não tenha “contraído” o vírus numa relação, muitas vezes isso acontece ainda na infância, a própria mãe pode passar para o filho. Na minha família, por exemplo, minha mãe tem, eu tenho… mas meu pai e meu marido nunca apresentaram as “bolinhas”, o que quer dizer que eles OU não têm o vírus OU têm e ele nunca se manifestou. Enfim: fique tranquila, isso é be comum, e não é uma DST clássica, há outras formas de contaminação. De qualquer forma, seria bom procurar um dentista ou médico pra avaliar e ter certeza se é só isso, mesmo.

  112. Bom dia, Dra!
    Hoje acordei com três bolhas pequenas no canto direito da boca. Nunca havia aparecido nada do tipo. Marquei uma consulta com o dermatologista, mas fiquei muito preocupada, pois não senti nenhum sintoma nos dias anteriores. Pode ser herpes?

    1. Pode, Adriana. Se for, não há motivo pra preocupação, é algo muito comum e de resolução simples. O dermatologista vai esclarecer.

  113. Bom dia Dra. Queria saber qual pomada eu usaria para a herpes, está várias bolinhas no canto da boca (lábio), se me responder por email fica melhor!

    1. Primeiro é preciso confirmar que essas bolinhas são herpes, Kevyn… o que pode ser feito por um dentista ou dermatologista. Se for, como explico no texto, o tratamento padrão pra herpes é o Aciclovir.

      1. Doutora, nos meus labios por dentro apareceram varias bolinhas, mas elas não irritam. Os meus labios estão feridos pelo tempo seco e por eu machucar no jogo, eles so ardem quando eu como algo salgado. O que pode ser isso?

        1. Não tenho como saber o que são essas “bolinhas” só com base na sua descrição, Lucas. Se elas continuarem nos próximos dias, procure um dentista pra avaliar.

  114. Bom dia dra, tenho uma dúvida, de ontem pra hoje apareceu uma bolinha bem pequena, quase nada, no outro dia ela aumentou um pouco e ficou meio branquinha, como se fosse fosse de ficar molhando ela com a saliva, não dói, não coça, não tenho sintoma algum e na minha cidade mudou o tempo bruscamente, será que pode ter algo a ver ou será herpes mesmo ?

    Obrigado pela ajuda.

    1. Fellipe, se for uma bolinha só, não deve ser herpes. O herpes é caracterizado por várias bolinhas. Se persistir, procure um dentista pra avaliar.

      1. Só uma bolinha que aumentou, mas agora já está reduzindo e quase acabando, obrigado pela atenção Dra, DEUS abençoe !

  115. Ola Dra. Acho que estou com Herpes Labial ha 4 dias, estou tratando com Aciclovir creme/comprimido… mas não estou notando muito o resultado. As bolhinhas estouraram e agora está com uma aparencia amarelinha, acho que esta inflamada, não há ferida na região, apenas a pelezinha inflamada. Isso é sinal que está melhorando ou piorando? Quanto tempo leva pra sarar nessa situação?

    1. Leticia, parece que está melhorando. Se for herpes mesmo, vai fazer uma crosta e aí é só aguardar ela se soltar… o que pode levar mais 1 semana.

      1. Fico muito grata por ter me respondido Dra. Como vc tinha dito, realmente formou a crosta e em alguns lugares a casquinha já caiu. Mas notei uma aparencia um pouco mais rosadinha no lugar q ela caiu, como se fosse uma “nova pele”. Se toda a crosta cair e ficar com essa aparencia rosadinha, ainda corro o risco de passar herpes para o meu namorado? E a manteiga de cacau ajuda a prevenir/combater?

        1. A fase de contágio é quando as bolhinhas estouram, agora já é seguro o contato direto com outras pessoas. A pele rosadinha vai ficar normal em mais alguns dias. A manteiga de cacau não previne nem combate a herpes, mas pode ajudar a deixar o local mais protegido e com menos incômodo.

  116. Obrigada, doutora. Mas quando disse nas extremidades quis dizer na parte de fora dos lábios, nos contornos. E as bolhas são beem pequenas e não tem aquelas partes brancas que espinhas maduras tem, são tipo umas elevações da boca, não doem. E apareceram apos eu ter três aftas na boca, que curei com um remédio chamado Abocresil.

    1. De qualquer forma, Nathy: só procurando um dentista pra avaliar é que você vai ter certeza do que se trata. Pode ser herpes (é provável), pode ser outra coisa.

  117. Gostaria de saber se a gengivoestomatite herpética primaria ocorre com sangramento gengival. Pois minha filha de 1 ano de idade apresentou vermelhidão na gengiva e depois apareceu uma bolinha na ponta da língua e apenas uma no canto da boca, então a levei em dois odontólogos, um deles disse que era gengivoestomatite herpética primaria e o outro disse que era gengivite. Gostaria de saber o que realmente minha filha tem, pois to preocupadíssima com ela! 🙁

    1. Vandreza, como a gengivoestomatite herpética primaria é caracterizada por “feridinhas”, pode haver sangramento, sim. Os sinais prodrômicos são: mal-estar geral, febre, irritabilidade, falta de hapetite. Em seguidas, as manifestações bucais: inflamação e inchaço gengival, vesículas em língua, céu da boca, parte interna do lábio, região perinasal. As vesículas se rompem, aparecem ulcerações dolorosas e formam-se crostas. As lesões duram cerca de 15 dias, mas o tempo total com a doença pode chegar a 24 dias (contando o período de incubação). O tratamento inclui analgésicos e antitérmicos, ingestão de substâncias geladas, hidratação, repouso e isolamento, além do Aciclovir (que combate o vírus da herpes, causador a doença), por 5 dias.

  118. Olá doutora. Minha boca começou a coçar e arder nas extremidades externas e então surgiram bolhas que parecem espinhas, elas não doem, o que pode ser?

    1. Pedro, pode. O tipo 1 é o oral e o tipo 2 o genital, mas pra haver contágio pelo tipo 2, é preciso que a pessoa tenha contato sexual com um portador do vírus.

  119. Olá Dra. Tenho 14 anos e sofro de herpes, e tipo quando eu vou pra escola eu passo batom em cima pra ver se esconde mais, tem algum problema ?

    1. Não, Katia. Mas seria bom usar uma pomada pra tratar e fazer as bolinhas sumirem mais rápido, nesse caso, se você usar o batom, vai prejudicar a ação da pomada.

    1. Na boca onde Manuela? No lábio? Por dentro? Por fora? De qualquer forma, se for uma “bola” só, não deve ser herpes. Uma característica marcante do herpes é a ocorrência de várias micro-bolhas.

      1. É do lado de fora nos lábios, tem 2 e 1 pequena. Olha Dra. eu uso aparelho e tenho quer ir fazer a manutenção, eu devo ir assim mesmo?

  120. Boa tarde Dra, só Deus sabe o tamanho da minha felicidade de ter lido sua resposta, muito obrigada pela sua atenção, estava com muita vergonha de ir um médico, só hoje que já fez sete dias e não está 100% sarado tive que ir mesmo com vergonha, foi um clinico geral, e ele disse que era isso mesmo, e que se pega até em beber no mesmo copo de uma pessoa infectada, se a dra. puder me tirar só essa dúvida que está me deixando aflita! Tenho uma filha de 5 anos e ela costuma dormir comigo na cama abraçada, será que ela pode ter pego, e não sei como faço para lavar ela ou fazer o comer dela, nunca mais poderei beijar minha filha, esposo, mãe. Será que tudo que eu pegar mesmo lavando as mãos antes eu infecto? Dra., desde já te agradeço, que Deus te conceda muitas bênçãos em sua vida, e perdoe-me por ser tão leiga no assunto, bjos!

    1. Lidiane, pode ficar tranquila… o herpes labial é transmissível de pessoa pra pessoa, mas apenas quando as bolhinhas estão presentes! Então evite contato mais íntimo (beijo, por exemplo) com as pessoas apenas se você estiver com herpes no momento. Ainda, como eu disse antes, esse é um vírus MUITO comum (mais de 90% das pessoas têm o vírus Herpes simplex no seu organismo), eu mesma tenho, e a maioria das pessoas já foi exposta a ele, talvez até a sua filha (e nem tenha sido por sua causa, um amiguinho na escola poderia transmitir)… porém muita gente nunca manifesta as bolhinhas, mesmo tendo o vírus. Então, não se ache pior que ninguém por causa disso, pelo contrário, é algo muito comum e sem maiores consequências. 🙂

  121. Boa tarde, estou com o labio superior inchado e pequenas bolinhas parecidas com espinhas, seria herpes? Pois estou usando a pomada citada, ah também passo pelo constrangimento das pessoas ficarem brincando comigo que peguei de sexo oral, sendo que meu esposo não tem isso e eu não faço.

    1. Lidiane, pode ser, sim. Mas herpes não se pega apenas através do sexo oral, é um vírus muito comum, que pode se manisfestar até em bebês e outras crianças. Eu mesma tenho herpes de vez em quando, não é nada demais. Diga pra essas pessoas que estão constrangendo você que, além de inconvenientes, elas estão sendo ignorantes. De qualquer forma, seria bom procurar um dentista ou médico pra avaliar e ver se é isso mesmo.

  122. Ola Doutora.
    Obrigado por ter respondo o e-mail. Não estava reclamando, apenas achei que a Senhora não tinha recebido. Bem, a Senhora tem um pouco de razão, estou com a imunidade baixa e com o estrese quase me matando. Uma dúvida, fiz exame para detectar algumas doenças, tipo: HIV, Hepatite, Sifilis e outros que não lembro, foram uns sete, mas não deu nada, devo voltar a realizar este exame novamente? Um infectologista seria um mais indicado para fazer um check-up ou apenas um Clinico geral seria o necessário para tal procedimento. Ah, não reclamei da demora viu?
    Saúde a Senhora e fique com Deus!
    Obrigado mesmo!
    Tchau.

    1. Fique tranquilo, Marcos, eu sei que você não reclamou, só quis deixar claro que EU também não estava reclamando por você me lembrar do e-mail. 🙂

      Se você anda estressado, provavelmente a razão da herpes recorrente é essa. Mas você pode fazer uma avaliação com um clínico geral, mal não faz (pelo contrário), não precisa ser um infectologista, até porque você já fez os exames e deu tudo normal. Abraço!

  123. Olá Dra, pelo visto eu tenho sim a tal herpes. Gostaria de saber se você me indica alguma pomada ou remédio. Grato!

    1. Victor, via de regra o tratamento da herpes é com o Aciclovir. Mas é preciso confirmar se você tem herpes mesmo. Procure um dentista ou dermatologista pra avaliar.

  124. Olá, dra
    Cumprimentei um amigo com beijos na bochecha, mais tarde me lembrei que ele tinha herpes, no momento não estava aparente, porém quando cheguei em casa lavei o rosto e a boca com sabão, hoje, 4 dias depois, apareceram umas bolinhas bem pequenas nos cantos da minha boca, tanto na parte superior quanto na inferior e elas ardem um pouco. Estou com muito medo de ter pego herpes porque tenho um filha de um ano e não quero que ela pegue tb.

    1. Eva, pode ser herpes, sim. Mas pode ser outra coisa também, como uma boqueira. É preciso procurar um dentista ou dermatologista pra avaliar e tratar de acordo, se necessário.

  125. Boa tarde,
    Convivo com algumas pessoas que possuem herpes, mas sempre tento ao maximo evitar de usar itens que essas pessoas tenham usado quando os sintomas aparecem… mas essa semana apareceram bolhinhas na mucosa tanto do labio inferior, quanto do superior, mas não são expostas, são internas, não coçam, e hoje ao me alimentar, elas arderam (até hoje não tinha sentido nada, a não ser a presença delas na boca), ao olhar no espelho as bolhinhas que eram transparentes ficaram vermelhas e quando fui escovar os dentes o local parecia em carne viva…. alguma ideia do que pode ser? =/ =/

    1. Mila, pode ser herpes, mesmo. A descrição que você dá, confere. O efeito de “carne viva” deve ter ocorrido porque as bolhinhas estouraram.

      1. Mesmo estando dentro da boca? Como se fosse a mucosa toda… abaixo da lingua, e nos 2 lábios internamente? Nenhuma das vezes que ocorreu com meus conhecidos foi desse jeito. =/ vou no otorrino ou outro médico para confirmar?

        1. Sim, mesmo dentro da boca. Você não tinha mencionado as bolinhas embaixo da língua… mas ainda pode ser herpes, embora eu já comece a pensar em outras possibilidades, como candidíase, por exemplo. Procure um médico ou dentista clínico geral, ambos podem ajudar.

  126. Boa tarde, Doutora.
    Bem, tenho herpes labial desde os 15 anos, só fui ter certeza da doença aos 22 anos, antes não tinha ideia do que fosse. Faço tratamento com Aciclovir sempre que saem as bolhas, mas, as vezes quando sara uma, logo aparece outra. É chato, mas tem coisas piores. Doutora, as vezes, sai somente uma ou varias bolhas não agrupadas e dispersas entre si nos lábios, bem diferente da bolha do herpes, ela passa uns dias para sumir, não doi, ficam um pouco inchados e sai com o tempo uma ferida minuscula no centro, isso pode ser Herpes? Poderia manda-la fotos?
    Grato e boa tarde.

      1. Doutora, eu mandei através do meu e-mail, a senhora recebeu? Caso não tenha recebido, tem outra forma de mandar esse material, pois ainda continuo com os sintomas. Grato.

        1. Recebi sim, Marcos. É que por e-mail eu demoro MUITO mais pra responder… não dou conta de manter o blog em dia e responder com a mesma velocidade lá. Pra você ter uma ideia, no momento estou respondendo os e-mails recebidos em 18 de fevereiro…

          1. Obrigado por ter respondido, não estou questionado a demora, apenas achei que a senhora não tinha recebido o e-mail. Os da fotos já sumiram, porém, apareceu do outro lado. São bolhas visíveis, fui ao Dermatologista e ela falou que são herpes, mesmo assim, vou ficar no aguardo de sua resposta também. Ela passou o antiviral valaciclovir, nesse caso, apenas por 3 dias, pomada para o ferimento e comprimidos para dor. Mais uma vez obrigado por sua paciência.

          2. Claro Marcos, e eu nem estou reclamando, só quis explicar pra você. Tô com o seu e-mail aberto aqui, já já respondo.

  127. Dra. Eu tenho herpes. Ela já apareceu outras vezes, mas nada fora do normal. Porem, aconteceu uma coisa estranha desta vez. Tem uma bolha grande no meu lábio superior direito, que parece uma bolha de queimadura, e para piorar a minha boca está inchada parecendo que levei um murro. Só tem uma bolha. E apareceu do nada. Eu fui trabalhar anteontem e não tinha nada. Quando cheguei em casa tava lá a bolha. No dia seguinte quando me acordei, ela estava enorme. Imagino eu que tenha sido bactérias das minhas maos, pois eu vou de ônibus e sempre lavo as minhas mãos quando chego. Não me lembro de ter lavado as mãos logo no início desta vez. E como eu tenho uma barba grande, eu sempre passo os dedos no bigode ajeitando, num hábito que tenho. Imagino que tenha relação. Se for herpes, está um pouco diferente das outras vezes.
    Alguma ideia doutora?
    Ah! E eu to doido para estourar essa bolha.

    E como faço para colocar uma foto minha aki?

  128. Na sexta eu estava bebendo refri e um amigo me pediu um pouco, dei, ele devolveu e eu tomei o resto. Ai ontem apareceram tres bolhas, sendo uma grande e outras duas pequenas com liquido amarelo dentro, no meio do labio de baixo, e hj formaram uma so, e tem tipo uma casquinha do lado, bem pequena, e esta vermelho em volta, nunca tive isso, pode ser herpes? … nao coça e nem doi.

    1. Jessica, o líquido das bolinhas de herpes é transparente, geralmente não fica vermelho em volta, a não ser que você tenha coçado. Também, costumam ser numerosas, não apenas 3. Enfim… pela sua descrição, não parece herpes. Se persistir, procure um dentista pra avaliar.

  129. Tenho um namorado e apareceu umas bolhinhas semelhantes às da imagem, fizemos sexo oral, sera q vou ficar com esses caroços na minha vagina?! :O

    1. Emanuele, se as “bolinhas” na boca do seu namorado forem herpes e ele fez sexo oral em você, você pode ter herpes vaginal, sim.

  130. Ola dra. Ana, acordei com a boca cheia de bolinhas e com a boca inchada, essa pomada aciclovir ajuda?
    obs: coça demais. Sao bolhas bem pequenas, de longe nao da pra ver.
    Desde ja agradeço e aguardo sua resposta!

    1. Bolinhas onde na boca, Rafhaella? Nos lábios? Se for herpes – e não dá pra afirmar que seja apenas com base no seu relato – o Aciclovir deve ajudar, sim. Mas não se automedique, procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

    1. Caroline, o tratamento-padrão é o Aciclovir, como explico no texto. O Abocresil é usado para (segundo a bula): acelerar a remoção de tecido necrótico após queimaduras, para limpeza e estimulação da cicatrização (queimaduras de pequenas áreas, úlceras venosas de perna, úlceras por decúbito e condiloma acuminado).

  131. Bom Dra., há um tempo atrás senti uma coceira no meu lábio embaixo no canto esquerdo. Percebi que ardeu e senti estourar uma bolha. Eu parei de coçar e depois de uns 12 dias que veio sarar. Agora, voltou dnv, na parte de cima, os mesmos sintomas.
    Eu me masturbo freqüentemente, umas quatro vezes por dias, e tenho 21 anos. Eu sinto cansaço físico e tenho duas namoradas. Com elas eu também faço sexo, várias vezes. A masturbação é um vício muito forte, porque eu comecei a fazer isso com 18 anos de idade.
    O que a senhora tem a falar, nessa minha situação?
    Estou esperando a sua resposta.

    1. Wesley, a coceira no lábio com o aparecimento de bolha(s) é um sinal característico de herpes. Creio que possa ser esse o caso. Se for, não há cura, mas tratamento paliativo quando as lesões aparecem, de forma a acelerar o processo de cicatrização da ferida. Se essas lesões aparecerem de forma recorrente, procure um dentista ou médico clínico geral pra avaliar.

  132. Boa noite doutora!!
    Eu peguei hespes labial meses atras! Fiz todo o tratamento as feridas secaram e sumiu! Agora apareceu uma bolinha na parte de dentro do labio q fica inchada! Mas ela nao incomoda! Gostaria de saber se com aciclovir ela pode sumir?

  133. Dra. Recentemente fiz um exame e havia contraido o virus da herpes. Durante esse periodo apareceram lesões na minha lingua que começam com uma bolinha dolorida que depois se espalha e ficam brancas. Na epoca diagnosticaram como candidiase oral, mas toda vez que minha imunidade baixa essas lesoes voltam e sempre no mesmo lugar e depois somem.
    Existem casos de herpes na lingua?

    1. Renan, sim, existe herpes na língua. Mas candidíase também tem a ver com baixa de imunidade, então o que você tem, sob esse aspecto, pode ser candidíase, mesmo.

  134. Dra. Ana, gostaria de saber qual a eficiência da pomada aciclovir. Se é imediata? E com quantas aplicação se nota a diferença.

    1. Andreia, o Aciclovir acelera o ciclo das lesões de herpes, ou seja, as feridas “secam” antes. Se antes levaria 1 semana pra isso, com a pomada pode levar uns 3 dias. Mas é essencial aplicá-la logo que as bolhinhas surgem.

  135. Tive febre de 40 graus durante dois dias consecutivos e na emergência foi diagnosticado amigdalite. Tomei duas benzetacil e dois dias depois, minha boca estava cheia de bolhas, que logo depois viraram feridas. Isso é Herpes ou essas erupções foram por causa da febre? Além diso, muitas aftas na boca e língua branca e ferida.

  136. Deu uma bolinha bem no canto do meus lábios e ae eu cocei e estorou, e não passou nem 2 horas deu mais 2 bolhas, e eu cocei novamente e agora ela fica tipo feridinha e não quer curar, e herpes?

    1. Sua descrição combina com Herpes, Naely. Pode ser, sim. Não coce mais, senão a ferida vai demorar bem mais pra cicatrizar.

  137. Bom dia Doutora,

    Ha dois dias saíram 3 bolinhas no meu lábio superior, elas não doem nem coçam, são clarinhas, quase como se fossem espinha, mas ainda não mudaram de aparência.
    Pode ser herpes ??

  138. Olá novamente, doutora. São bolhas no canto esquerdo da boca, do lado externo e sem passar nada, de ontem pra hoje elas já ‘secaram’ e esta caindo uma casquinha como se fosse de machucado. Não saiu nada delas, e elas eram um pouco vermelhas sim, porém já secaram. Mesmo assim corre o risco de ser herpes ?

  139. Olá doutora. Ontem a noite eu tinha acabado de chegar da praia… e estava comendo um pedaço de bolo, e quando terminei senti algo estranho na boca. Quando olhei estava cheio de bolinhas bem pequenas, fiquei preocupada mas imaginei que fosse apenas aftas. Quando acordei hoje de manha, as bolinhas pequenas tinham virados apenas duas, porém em um tamanho maior! Pode ser herpes ? Estou preocupada, porque ha um tempo atrás descobri que tenho HPV, então qualquer coisa diferente que aparece no meu corpo, já me preocupo! Desde já, obrigada!

    1. Rayssa, onde na sua boca estão as bolinhas? Como elas são (avermelhadas, “bolhas”, sai alguma coisa delas…)?

  140. Dra., nasceu bolhas beeem pequenininhas ao redor dos labios todos, tanto na parte de cima quanto na parte de baixo dos meus labios… apareceu ontem a noite apos eu passar um batom… não sei se é alergia ou herpes, me ajuda, to com medo 🙁

  141. Na manhã de hoje (10-12-14) acordei com umas bolhas bem parecidas com a da imagem acima. Me informei com uma estudante de enfermagem e ela de cara alegou que era Herpes Labial. Minha certeza veio quando vi a imagem e li a notícia sobre o vírus. Confesso que estou bem preocupada, porque agora sei que minha saúde não está 100%. Creio que fui contagiada na academia, pois as máquinas utilizadas para musculação são de uso comum. É possível que este vírus seja transmitido em um ambiente como esse?

    1. Marjory, a maioria das pessoas tem contato com o vírus da herpes ainda criança. Alguma pessoas tornam-se portadoras e têm manifestações recorrentes, outras não. Não se preocupe, isso não quer dizer que sua saúde não esteja ok, é MUITO comum. Acho improvável que você tenha entrado em contato com o vírus na academia.

    1. Se forem bem pequenininhas e várias, pode ser herpes sim, Suzana. Mas sendo no canto da boca, pode ser boqueira, também. Se não desaparecer nos próximos dias, procure um dentista pra avaliar.

  142. Olá Dra, estou com umas bolinhas no lábio superior, elas se localizam bem na área de contato do lábio inferior, são bolinhas bem pequenas, mais próximo ao canto da boca elas são mais concentradas e no resto do lábio tem pouco. Já faz uns 5 anos que percebi isso, então perguntei ao meu dentista, mas ele apenas me disse para tentar passar uma pomada (tipo Hipoglos, mas posso estar enganado), mas eu achei melhor na época não passar. O que você acha que podem ser essas bolinhas? Obrigado.

    Esqueci de informar que desde que eu percebi elas nunca sumiram.

    1. Jean, se elas nunca sumiram não deve se tratar de herpes. Os episódios de herpes têm um ciclo, as “bolinhas” aparecem e somem depois de um tempo. É preciso avaliar com mais critério, talvez não seja nenhuma lesão específica. Sugiro que você procure um dentista pra verificar do que se trata e se requer tratamento.

  143. Dra., desde criança tenho umas bolinhas ao redor do nariz e da boca q estouram, resseca a pele depois somem e voltam rapidamente. Hoje tenho 27 anos e ha alguns anos começou a aparecer uma bolha no lábio q mucha e depois volta. As bolinhas ao redor do nariz e da boca ainda estão aqui. Será q é alergia ou herpes?

    1. Priscilla, sua descrição é bem característica de herpes. Na próxima vez que as bolinhas aparecerem (ou se elas ainda estão aí), procure um dentista pra avaliar.

  144. Dra… Estou percebendo que minha gengiva está sensível, toda vez que escovo o dente, passo fio-dental, percebo que começa a sangrar. E também as vezes quando acordo percebo que fica inchada, fica como se tivesse uma ferida, ou uma bolha. Isso será começo de gengivite ou já é? Preciso fazer tratamento, ou com um creme dental específico e uma boa escovação ajudaria na melhora?

    1. Isso já me parece gengivite, Villyane. A escovação ajuda bastante, não há necessidade de um creme dental específico, mas é essencial que você procure um dentista pra avaliar e orientar você.

    1. Cura propriamente dita não, Fabiano. Existem pesquisas no sentido de eliminar o vírus do organismo, porém as substâncias capazes disso ainda trazem muitos efeitos colaterais.

  145. Dra. apos a ceia de natal senti uma coceira na parte interna dos labios, e uma sensibilidade na ponta da lingua. Pesquisei sobre os sintomas e achei varias coisas relacionadas a herpes, porem não tenho certeza de que seja essas benditas “bolhas”. Pensei até em algum tipo de alergia alimentar, mas gostaria da sua opinião: O que é mais provável que seja, herpes ou alergia?
    Obrigada.

    1. Victoria, se você nunca teve herpes antes, eu acho mais provável que seja um episódio de alergia / irritação por causa de alguma coisa que você comeu (e no Natal a gente come um monte de coisas “diferentes”). Herpes geralmente se dá na parte externa dos lábios.

    1. As pomadas à base de Aciclovir aceleram o ciclo da lesão de herpes, então sim, ela deve secar mais rápido e talvez você nem perceba mais as bolhinhas.

  146. Oi, eu gostaria que me ajudasse tirando uma duvida, há uns 2 meses começou a aparecer uma bolhinha dentro da minha boca no canto direito, só que ela sumia com um intervalo de tempo pequeno, só que começou a crescer, antes ela ficava uma pele branca e agora fica com um liquido transparente e se deixar crescer estoura sozinha, e já estourei só que ela sempre cresce novamente.

    OBS: Lembro que uma vez antes de começar a crescer essa bolha, eu mordi o canto da minha bochecha por dentro e acho que pode ter sido isso, mas tb nos dois lados da boca aquele tal dente do juizo está crescendo, não dói, mas acho que pode ser isso tb. Será que só sai com cirurgia???

      1. Ok, muito Obrigado pela atenção rsrs, agora tenho que ir atrás de me tratar, pois tenho medo de virar um câncer.

        1. Mucocele não vira câncer não, Leandro… pode ficar tranquilo. De qualquer forma, é bom procurar tratamento assim que possível.

          1. Uhm, ok rsrs, mesmo assim estou muito agradecido, porque qualquer pessoa fica assustado assim e muitas das vezes é grave e não sabemos. Muito obrigado, desejo tudo de bom, abraços.

  147. Quando será que os odontólogos e semelhantes da area farão um movimento para que a Saude Publica atenda tambem os que não recebem mas do que 1 salario minimo ?

    1. Mestry, o serviço público atende qualquer paciente, independentemente de quanto ele ganha. E tem dentistas nas Unidades de Saúde. Que tipo de movimento você acha que ajudaria?

  148. Bom dia ! Dra. Ana Tokus gostaria de saber se e possivel colocar aparelho se eu nao tenho mais os dentes do ciso, pode ser colocado em outro dente, pois perdi do lado direito 4 dentes, enfim, na frente perdi um de cada lado, pois ja comprometeu meu sorriso e meu sonho é voltar a sorrir. Quero saber se tem como colocar os dentes que falta no aparelho. Porque ate entao ficou espaços, penso eu que o aparelho arrumaria esses espaços, fui procurar a dentista que arrumou e ela falou de dentes provisorios, mas que ela so faria se fosse os 4 dentes da frente, que iria encapar para que a estetica ficasse melhor, sendo dois meus e 1 de cada lado os que perdi, que isso iria custar uns quatro mil reais, pois gostaria de saber se optar pelo aparelho e colocar os dois dentes do lado e os dois da frente ficaria mais barato, ate eu ter condiçoes de fazer um implante, preciso que me oriente, por favor, moro em Santo Andre, qual e o lugar mas proximo de vcs para ir fazer um orçamento urgente, muito obrigada.

    1. Ana Paula, sim, é possível usar aparelho sem os dentes do siso (sem qualquer dente em específico, na verdade). O aparelho até pode fechar os espaços dos dentes perdidos, mas isso em casos bem particulares… depende da avaliação do dentista. Se você não tem condições de fazer implantes no momento (e nem é o ideal fazer implantes antes de usar aparelho), dá pra fazer o tratamento ortodôntico usando uma prótese removível acrílica ou, em dentes da frente, até é possível fixar as próteses no próprio aparelho. Eu atendo em Curitiba apenas, fica longe. 🙂

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista