Vem cá… te conheço?

Não tem um dia sequer em que eu não receba no e-mail do blog ou no Pergunte ao Dentista a seguinte pergunta: Que remédio eu tenho que tomar? Ou o dente está doendo, ou a gengiva está sangrando, ou o rosto está inchado. Via de regra a minha resposta é: procure um dentista para que ele o examine, diagnostique a causa da dor e prescreva de acordo (se houver necessidade). Muitos tentam argumentar que “…a consulta tá marcada mas demora” e, outros, se ressentem, dizem que eu não tenho coração e desejam a dor de dente pra mim ;).

Então, de uma vez por todas, deixe-me explicar o porquê dessa minha relutância em “abrir o jogo”: EU NÃO FAÇO IDEIA do remédio que você tem que tomar. Mesmo. Vem cá… te conheço?

Pois é. Nunca vi a pessoa. Nunca examinei a pessoa. Por que raios eu deveria saber o remédio que ela tem que tomar?  Muita gente acha que uma simples descrição do problema dá dados suficientes ao dentista para determinar a medicação. Desculpe pessoal, mas não dá. Em primeiro lugar, porque se trata de uma descrição feita por um leigo, e eu não devo me basear nela. Em segundo lugar porque, embora eu até possa ter uma noção do que se passa pelo relato do internauta, eu não tenho certeza. “Prescrever”, nessas condições, seria irresponsabilidade. Sim, a palavra é RESPONSABILIDADE. Quando eu prescrevo uma medicação estou me responsabilizando pelos efeitos provocados por ela no organismo do paciente. Pessoalmente, via Internet, via telefone, via sinal de fumaça… não importa o meio.

Milagrex: Dispensa Dentista

Há quem diga que “Procure um dentista” não é resposta que se dê. Pois eu acho que “que remédio eu tomo?” não é pergunta que se faça! Não pela Internet, pelo menos, e por duas razões relevantes: um profissional sério não a responderá (se responder, desconfie) e um leigo sabichão COM CERTEZA vai responder. Afinal de contas, ele tinha “bem isso” que você tem, tomou cloridrato de pirlimpimpina e ficou bom na hora! Quer apostar nisso? Fique à vontade, por sua conta e risco.

Entra aí, também, a questão do respeito pelo trabalho do dentista. Já falei disso aqui no blog várias vezes. Muita gente acha que dentista é um cara que arranca o seu dente, à sua ordem, quando ele dói. Escutei isso ontem ainda: “… quero saber que remédio eu tomo pra desinflamar o meu dente e eu poder MANDAR ARRANCAR”. Caro paciente, se você acha que é assim que funciona, precisamos conversar. Extrações dentárias têm indicação, e dentes são órgãos humanos! Que banalização é essa? Outra coisa que escutei dia desses e que me deu vontade de arrancar os tímpanos foi que “… os dentistas não falam qual o remédio que tem que ser tomado pra obrigar o paciente a procurá-lo e pagar uma consulta”. Ah, vá ver se eu tô na esquina!

Mas não deixarei você, caro leitor, desamparado. Se o seu dente doer, siga os seguintes passos (não pule nenhum, isso é muito importante):

  1. Procure um dentista.

😀

Somente um dentista (sim, um médico, nessa hora, não sabe o que fazer – e não tem obrigação nenhuma disso), através de um exame clínico e possivelmente radiográfico, poderá dizer o que faz o seu dente doer. O remédio que você precisa tomar, se é que precisa, só pode ser determinado depois do exame. Mas o detalhe importante é que o dentista está apto a remover a causa da dor, seja tratando um canal, fazendo uma restauração ou uma extração. Remédio nenhum faz isso.

Enfim, o recado é:

  • Consulte seu dentista regularmente, para o dente nem chegar a doer.
  • Se o dente doer, não se auto-medique: procure seu dentista.
  • Se o seu dentista não puder atendê-lo imediatamente, procure um pronto-socorro odontológico ou um pronto-atendimento de urgência. O importante é fazer a dor parar.
  • Não se satisfaça com a ausência temporária da dor. Termine o tratamento para que a dor não volte. Se fez curativo, trate o canal. Se fez restauração provisória, procure o dentista no tempo recomendado e faça a restauração final.

Você pode tentar tomar um coquetel de medicamentos até “acertar”, mas isso apenas trataria os sintomas e não a causa dor. Por que não procurar quem entende do assunto, PESSOALMENTE, e resolver o problema de uma vez?

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Profissão: Cirurgião-Dentista

Marcadores:

43 comentários

  1. Sim, tenho 28 anos e dois dentes de leite. :/
    Além disso, não tenho os quatro dentes do siso… Acho que sou premiada 🙁
    Estou me preparando psicologicamente ha aproximadamente dois anos. Tento me desapegar dos dentes de leite! hehehe…

    1. Premiada mesmo, Flávia… os sisos costumam não ser úteis nem funcional nem esteticamente, então, não tê-los, costuma ser bom! Quanto aos 2 dentes de leite, procure um dentista pra avaliar o motivo dessa retenção prolongada e se você tem os dentes permanentes dentro da gengiva.

  2. Oi.
    Encontrei o blog por acaso…
    Estou pesquisando sobre implantes!
    Tive dor em um dos meus dentes de leite, minha dentista já fez a restauração. E ele está sensível, contudo, não me preocupo muito. Vou fazer nova consulta e um implante.
    Não tenho coragem de fazer nos dois dentes de leite…?

    Enfim… as pessoas devem confiar no seu dentista e, caso tenha dúvida, procurar uma segunda opinião.
    Os pacientes se deixam levar pelo senso comum… ora, vocês estudaram para isso!

    1. Flávia, não sei se entendi bem a situação… se os dentes são de leite, em princípio não há indicação de implante, já que os dentes permanentes podem ainda nascer ou ser tracionados (“puxados” pra fora com aparelho). Qual a sua idade? Foi a dentista que falou em implante?

  3. Oi Ana tudo bom, gostaria de saber se devo arrancar cinco dentes de vez, pois três deles já estão moles, mas eu tenho gengivite, toda vez que eu arrancava eu ficava muitos dias com dores, o que devo fazer, eu já falei pro dentista ele falou que não tem problema, que ele ia passar o Ponstan pra mim, eu estou com medo, pois se um já doi imagina arrancar cinco.

    1. Kelly, sem problema, principalmente se são dentes já com comprometimento periodontal (estão moles). Fique tranquila, é tudo feito com anestesia.

  4. Oi, a obturação do meu dente caiu e ele dói se eu como e não limpo o buraquinho que ficou, dói com água gelada ou muito quente. O buraco é fundo, está aparecendo a gengiva. O que eu faço para parar a dor até ir ao dentista, a consulta está marcada para segunda, como posso “tapar” o buraco?

    Desde já, obrigada.
    Paula

    1. Paula, coloque um algodão no “buraco” quando foi comer ou beber algo, e remova em seguida, pra higienizar. Isso não resolve nada, mas pelo menos protege quando houver variação de temperatura. É preciso restaurar seu dente e, antes disso, verificar se o canal dele está ok.

  5. Olá Dr. Ana, parabéns por sua postura coerente, objetiva, com propriedade e muito simpática. Excelente trabalho!! Grande abraço.

  6. Parabéns doutora, muito bons seus conselhos, sei e entendo que algumas pessoas criticam um bom trabalho como o seu, mas tenha certeza que a maioria aprova, assim como eu!

  7. GENTE COLOQUEI ALHO E PASSOU NO MEU DENTE.
    QUERIAMOS SABER DE ALGUM RÉMEDIO CASEIRO OU NÃO SÓ PRA ALIVIAR A DOR NO MOMENTO DA DOR E DEPOIS IR AO DENTISTA, SÓ QUE REALMENTE NEM TODOS ENTENDEM QUE ÀS VEZES A DOR VEM DERREPENTE E NO MOMENTO QUE ESTAMOS LISOS.

    1. Daniele, com alho o máximo que você consegue é bafo. É compreensível a urgência de quem tem dor e muitas vezes não tem condições financeiras mas, infelizmente, essas dificuldades não mudam a realidade: é obrigatório procurar um dentista.

  8. Estou gravida e preciso fazer canal… so que nao tenho como fazer agora… nao estou aguentando de tanta dor… o q eu posso tomar, preciso de algo urgente, esta doendo muito!

    1. Rafaela, estando grávida não dá pra tratar o canal realmente, mas dá pra fazer um curativo endodôntico, ou seja, abrir o dente pra aliviar a dor por causa da infecção e colocar um remédio lá dentro. Não adianta ficar tomando remédio, só adia o problema e não resolve nada, pois o dente volta a doer.

  9. Matéria ridícula. Muito bonito rir da desgraça dos outros. Dor de dente é insuportável, a pessoa entra no site desesperada, lê um artigo besta que só serve para satisfazer o ego de dentista patricinha e mauricinhos. Fique sabendo que nem todo mundo deixa de ir ao dentista por medo, preguiça ou sei lá o passa na sua cabeça, pra muitos que dependem do SUS a espera é demorada e a dor de dente não espera o dia da consulta não. Quem espera 3 meses numa fila de dentista e lê uma matéria como essa se sente ofendido!

    1. Aline, obviamente é a sua dor de dente que está falando e não a sua porção racional. Onde foi que eu escrevi que a pessoa não foi ao dentista “por medo, preguiça ou sei lá o passa na sua cabeça”? Quem é que está rindo aqui? O fato do SUS colocar as pessoas pra esperar 3 meses por uma consulta no dentista (e até 2 anos por um tratamento de canal num centro de especialidades, acredite!) não muda o fato de que tomar qualquer remédio pra dor de dente pode, no máximo e com sorte, dar uma “tapeada” temporária na dor. Não desconte sua frustração em mim, desconte na urna na hora de votar.

      Ainda: você não tem que ficar com dor de dente. Procure um serviço de urgência particular e faça um procedimento de urgência. Não estou falando de um tratamento completo e caro, estou falando de um curativo, uma drenagem de abscesso, seja lá o que for preciso pra que você possa aguardar com o mínimo de conforto o dia da sua consulta no SUS. E não venha me dizer que não tem dinheiro pra isso, só o fato de você ter acesso à Internet e escrever em bom português já demonstra que você não é uma pessoa carente. E saúde é sempre prioridade.

  10. Eu ia postar um problema sobre o arrancar o dente (costume dos que tem baixa renda) porem um alerta deu oppssss (??)
    Já parei ! OK? OK!

  11. Sabe, as vezes vocês podem até achar graça quando alguém pergunta o nome de um remédio para dor de dente. Mas não julguem. Afinal cada um sabe onde o sapato aperta. E se vocês morassem em uma cidade do sertão onde só tivesse direito de ir ao dentista e ao médico as pessoas que dispunham de dinheiro? Vocês acham que isso é ficção? Quem dera fosse. Em minha cidade ocorre isso, quem tem dinheiro vai ao dentista, ao médico, quem não tem fica um mês ou mais, vai depender da fila de espera, para ser atendido. Isso é a dura realidade do SUS.

    1. Zé Bonitinho, ninguém aqui está achando graça. A razão de não recomendar um remédio para dor de dente via Internet está bem clara no texto, e não tem nada a ver com crueldade ou algo parecido. Tem a ver sim com responsabilidade e noção de consequência. Qualquer conclusão além disso que você tenha extraído do texto, fica por sua conta. Nenhum texto deste blog tem o propósito de julgar o leitor, mas de orientá-lo quanto a questões que envolvem a saúde bucal. Acredite, estou mais a par da realidade do SUS do que você pensa. Mas reconhecer essas dificuldades não muda o que é correto e a minha responsabilidade em orientar de forma igualmente correta.

  12. Estou com mta dor no dente nao sei mais o que fazer, eu queria tomar alguma coisa só pra aliviar ate amanhã. Alguem pode me indicar alguma coisa?? Obrigada!!!

  13. Estou com dor de dente e as gengivas inflamaram, assim como a boxexa. Não tenho dinheiro para ir ao dentista o que fazer?

  14. Estou com dor de dente e minha mãe não tem dinheiro ainda o que eu faço ? Eu tenho 13 anos e tou sentindo dores muito fortes que da ate dores de cabeça.

    1. Pedro, não tem uma Unidade de Saúde 24 horas perto de onde você mora? É importante que um dentista examine você pra descobrir o motivo da dor… dor de dente nem sempre é caso só pra remédio, geralmente o dentista tem que mexer (fazer uma restauração, abrir pra canal, etc.).

    1. Ana, procure um dentista para tratar. Dor de dente é caso pra dentista, não tem jeito… é preciso diagnosticar o motivo da dor para tratar de acordo, com remédio ou não.

    1. Obrigada, SEU LINDO.

      Encomendas comigo mesma! Mas você só vai precisar do dentista pra encomendar, não pra resolver a dor… 😀

  15. Quando alguém me diz, tá doendo, pode arrancar, eu ‘brincando” digo: Pro molar parar de doer eu tenho que tirar o incisivo central também. Posso???
    _Ah não, o da frente não…
    Eu só medico olhando. E pronto! Pode insistir.

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista