Sobre água oxigenada e clareamento dental

Água oxigenada 10 volumesNão há um dia sequer em que eu não veja no Facebook ou leia em outra página na Internet alguma ~receita milagrosa~ pra clarear os dentes. É casca de banana, esfoliação com morangos, bicarbonato de sódio, chá de deus-me-livre e até… sêmen humano! De vez em quando aparece alguém que descobriu “aquilo que os dentistas não queriam que você soubesse”: como clarear os dentes sem precisar deles (dos dentistas, não dos dentes) 😉 . Mas os “cientistas” (sempre anônimos), esses sim, não têm medo de dizer a verdade…

Há alguns meses tem circulado na web uma lista dos (supostos) benefícios do peróxido de hidrogênio (H2O2) em um monte de situações: a água oxigenada serviria como cicatrizante, desinfetante, anti-fúngico, antisséptico, descongestionante nasal e, é claro, para clarear os dentes (e outras partes do corpo, à sua escolha). São muitos (supostos) benefícios pra eu falar de todos aqui, então vamos ao que interessa:

Água oxigenada clareia os dentes?

SIM. Como diria o Zagallo, aí sim fomos surpreendidos novamente! Ué… mas os dentistas não queriam esconder isso de você a todo custo? Gente, por favor: o peróxido de hidrogênio é exatamente o que os dentistas usam pra clarear os dentes dos seus pacientes! E isso não é segredo pra ninguém, não há nenhum complô ardilosamente armado pra enganar você. Tá escrito na embalagem do gel clareador, pra quem quiser (e souber) ler. A questão MESMO é:

Água oxigenada “de farmácia” clareia os dentes?

NÃO. Mas água oxigenada não é tudo igual? Não. A água oxigenada que se compra na farmácia não se encontra na forma adequada (é líquida) e não tem a concentração necessária pra clarear dentes. Simples assim. A concentração da água oxigenada comum de 10 volumes é de 3%, e a usada em clareamentos dentários costuma ser de 35% (equivalente a 130 volumes). Faz nem cosquinha.

Tá… mas se eu experimentar, mal não faz!

Aí é que está… faz. Seus dentes provavelmente não vão sofrer efeitos nocivos (desmineralização, talvez, pelo caráter ácido da substância), mas a sua gengiva, vai. A água oxigenada causa descamação da mucosa e tem efeito erosivo sobre a gengiva, o que pode levar a ulcerações e até favorecer o surgimento de recessões gengivais. Por isso mesmo é que o dentista faz uma proteção que isola a gengiva antes de aplicar o gel clareador.

Aí você deve estar se perguntando: mas se a água oxigenada é um (suposto) “poderoso cicatrizante”, como é que ela pode fazer mal à gengiva? Pois é, o H2O2 não é cicatrizante coisa nenhuma! Pelo contrário, a água oxigenada prejudica o processo de cicatrização e até favorece a formação de marcas / cicatrizes. Ela pode até limpar o local de uma ferida, mas mesmo como antisséptico ela não é tão eficiente e já foi deixada de lado faz tempo. O que a água oxigenada faz é agredir quimicamente o ferimento,   além de ser um agente carcinógeno promotor (co-carcinógeno), ou seja, ela potencializa o efeito de indutores de câncer de boca, como o tabaco e o álcool. Imagina fazer bochecho com isso?

Quer fazer clareamento dental responsável? Procure um dentista.

Leia também:

Água Oxigenada: O Mito do Facebook, no DicasOdonto

Água oxigenada Clareia os dentes???, no Vida de Dentista

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Dentística

Marcadores:

44 comentários

  1. Fui ao dentista porque estava sentindo dor no dente quando encosto qualquer coisa nele. Dente em ou dente, mastigar e apertar o dente. Ela disse que eu estava com inflamação, e mandou apenas eu fazer enxague com água morna. A noite acordei com uma dor e fui olhar no espelho, e vi que a gengiva estava com bola meia pontuda e avermelhada. Fiquei sem saber o que fazer. Fiz uma pesquisa na internet e descobri que pode ser gengivite. Vi varias fotos de gengivas com problemas iguais ao meu. E fiquei com a certeza de que era mesmo gengivite. Era de madrugada e eu sem saber o que fazer. A primeira coisa foi fazer enxague com água morna e sal. Depois descobri que poderia passar na gengivite água oxigenada. Assim o fiz. O local ficou todo esbranquiçado. Não tenho certeza se fiz a coisa certa.

    1. Jorge, água oxigenada não é um bom antisséptico bucal e, pelo seu relato, não tenha tanta certeza de que você tem gengivite… me parece mais uma fístula, o que revelaria um provável problema de canal nesse dente. Sua dentista precisa reavaliar e ver o que está acontecendo.

    1. Junior, faça como sua dentista prescreveu. Mas eu, particularmente, acho a água oxigenada um antisséptico bem ruim.

  2. Oi doutora, eu passei água oxigenada e meus 4 dentes de baixo ficaram com a gengiva super branca (apenas nos 4 de baixo), aí eu comecei a furar para sair o branco é agora ficou o sangue, ja escovei muitas vezes, porém não consigo tirar o sangue, o que faço???

    1. NADA, Laura. Pare de tentar resolver o problema criando outro problema. Sua gengiva deve voltar ao normal espontaneamente. E não passe água oxigenada nos dentes, seja pelo motivo que for (a não ser que seu dentista sugira por uma razão muito específica).

  3. Ah, doutora! aproveitando aqui o espaço, gostaria de saber se é normal todos sentirem coração acelerado depois de anestesia bucal. Perguntei para a minha dentista, ela disse que sim. Eu nasci de 7 meses e fui diagnosticada com sopro no coração, será que tem alguma relação?
    Bjos, adoro seu traballho!

    1. Ansiedade, Meire. A grande maioria das reações durante à anestesia odontológica são psicossomáticas, não tem nada a ver com o anestésico, em si.

  4. Doutora, qual a sua opinião a respeito de óleo de coco e açafrão para clarear os dentes? Bom, pelo menos são ingredientes naturais, será que fazem mal se não fizerem o bem? rs 🙂

    1. Meire, essas substâncias não clareiam os dentes. Pode ser que ao esfregá-las nos dentes haja um processo de abrasão ou atrição e isso remova manchas superficiais… mas no máximo isso. Eu acho que essas “receitas caseiras” são um perigo na medida que as pessoas substituem a pasta de dentes por elas, e aí a higienização fica comprometida. Sobre o açafrão tem um post bem completinho, da época em que a Bela Gil disse que usava esse condimento pra escovar os dentes –> https://medodedentista.com.br/2015/07/sobre-fluor-bela-gil-e-acafrao.html 😉

  5. Olá, gostaria de tirar uma dúvida. Meus dentes do sisos de baixo estão nascendo. Porém, não tem espaço para eles se encaixarem, então, minha dentista disse pra eu usar água oxigenada número 10, e pegar um cotonete e passar sobre uma pelinha morta que está perto do siso, pois bem, passei, e saiu uma coisinha branca eu vi e logo parei de passar. A “tal” coisa branca está sumindo, gostaria de saber o que é, por que apareceu isso. Se é normal?

    1. Yasmin, é a água oxigenada “borbulhando” em contato com a gengiva, pela liberação de oxigênio. Nesse caso, é normal sim.

  6. Olá Dra. Ana, como vai?
    Agora fiquei preocupada depois de ler essa matéria… :-/
    Estava com um dente lascado semana passada e fui no pronto socorro pois estava com dor. A médica tirou um raio x e disse que eu precisaria fazer canal, mas como lá era somente atendimentos de emergencia, ela abriu meu dente, colocou um remédio e tampou com uma bolinha de algodão, dizendo que iria aliviar a minha dor e me disse para procurar um especialista e fazer higienização após as refeições, fazendo bochecho de agua morna com agua oxigenada o maximo de vezes q eu pudesse.
    Mas infelizmente só consegui uma consulta na proxima semana…
    E agora? É seguro fazer esse bochecho e ficar com esse dente assim por uma semana?
    Agradeço desde já pelo ótimo blog que tem me ajudado a enfrentar esse medo!!
    Sucesso Dra. Ana!!

    1. Não é o ideal, Tamires… mas dá pra aguardar, sim. Higienize bem depois de cada refeição e troque o algodão. Como eu disse no texto, a água oxigenada não é um bom antisséptico, há outros melhores.

  7. A dentista da minha mãe aconselhou ela a usar ox vol 10 (Antss) na gengiva e olha que em duas semanas o probleminha com inflamação na gengiva e garganta dela sumiu!!! No meu caso sou ex fumante e começou a usar o mesmo produtinho ha duas semanas e na primeira semana meus dentes ficaram menos amarelados, curei minha inflamação no ponto da extração do meu siso c o mesmo produto!!!!

  8. O estranho é que há uma matéria sua sobre o siso, em que você diz que água oxigenada nos dentes podem fazer bem. Mas depois diz que deve-se consultar o dentista antes de se auto-medicar. Retira então isso de lá, por favor. Eu quase usei.

    Relendo o texto agora, percebo que é possível que você tenha dito no texto que o tratamento de passar água oxigenada, é pelo dentista. Só que você não explica isso, apenas diz que água oxigenada é bom. Por favor, corrija isso, pode induzir alguém desesperado a utilizar, pois está em um texto de dente siso, e isso dói tanto que a pessoa é capaz de fazer qualquer coisa.

    O texto é esse: https://medodedentista.com.br/2011/11/gengiva-inflamada-por-causa-do-siso.html

    Você é linda demais, fiquei apaixonado! =D Caso fique curiosa sobre quem sou, coloca meu email no facebook, que aparece minha foto. Se quiser me adicionar, por favor avise quem é, pois eu não adiciono quem não sei quem é. (tem gente que não gosta da gente, e cria facebook falso só pra espionar nossa vida).

    1. Diego, é que a situação de pericoronarite é BEM específica. Na pericorinarite há prevalência de bactérias anaeróbias sob a gengiva, e esse tipo de bactéria odeia oxigênio… por isso a água oxigenada, nessa situação em especial, pode ajudar. Mas a ideia não é fazer bochecho – porque a água oxigenada é um péssimo antisséptico -, é a aplicação tópica, só no local, e de forma controlada e não contínua.

      E obrigada. 🙂

  9. Boa noite!
    Doutora, ha uns três dias atras eu cai e bati o dente da frente. Fui no dentista e o mesmo tirou Raio X, e não encontrou nada. Só que o problema é que o meu dente esta muito sensível, não consigo tomar nada, seja ela quente, fria, morna ou temperatura ambiente, dói do mesmo jeito. Você me indicaria algum antibiótico?
    E eu não quero fazer canal.
    Att Eugênia

    1. Eugênia, se não há nenhuma fratura verificável na radiografia, ótimo. Mas pode ser caso de tratamento de canal, sim… se há dor espontânea, é preciso reavaliar. Não é caso pra antibiótico, em princípio. É preciso fazer alguns testes pra identificar a necessidade de canal. Converse com o seu dentista.

    1. De forma direta não, Leonardo. Mas a presença do aparelho dificulta a higienização, então se a pessoa não consegue limpar bem em volta do aparelho e se gosta de alimentos / bebidas que contenham muitos corantes (vinho, café, refrigerante, etc..), os dentes podem amarelar.

  10. Dra. Posso fazer clareamento antes de colocar aparelho, ou faço clareamento só depois que tirar o aparelho ? Por que ?

    1. Leonardo, você até pode fazer antes, mas se eu fosse você, deixaria pra depois. Clarear os dentes e colar bráquetes neles não faz muito sentido, vai “escondê-los”, e você vai querer clarear de novo depois de remover o aparelho. Enfim: você pode clarear antes ou depois, só não durante.

  11. Oi Ana, fui na minha dentista ontem e vou precisar fazer dois canais por conta dos sisos inclusos (que já removi). A dra pediu para deixar de usar meu enxaguante bucal de costume e passar a fazer bochechos com agua oxigenada durante trinta dias, mas sempre ouvi dizer que água oxigenada em excesso não é bom… A Dra disse que é para ajudar na cicatrização dos sisos e para remover às bactérias que não saem na escovação, disse que não teria problema. Você acha válido voltar e pedir outro tipo de enxaguante?

  12. Ué, eu ouvi falar muito na internet que tira o mau halito e deixa os dentes branco, então ñ posso usar. Se faz mal, o q é bom para tira mau halito e clarear dentes?

    1. Não acredite em tudo o que você lâ na Internet, Gabriel. Quando tiver dúvidas sobre Odontologia, pergunte sempre para um dentista, pessoas leigas não tem conhecimento técnico pra responder esse tipo de questão. Não, você não deve usar água oxigenada, como explico no texto. Pra clarear os dentes, existe o clareamento, que é um tratamento feito e/ou supervisionado pelo dentista. Para o mau hálito, em 90% dos casos, basta uma higiene bucal bem feita.

  13. Ele me indicou a água oxigenada, porém, depois que li sua matéria fiquei com receio de usá-la. Falarei com ele novamente antes de retomar o clareamento. Mto obrigada.

    1. Pois é, Claudia… alguns dentistas indicam a água oxigenada. Mas eu não vejo benefício, considerando que ela é um antisséptico ruim e, potencialmente, faz mais mal do que bem à gengiva.

  14. Bom dia! Estou fazendo o clareamento caseiro, porém, estou com infecção na gengiva proximo ao dente que fiz implante. Devo evitar o gel nesta região? Obrigada.

    1. Claudia, você nem deveria estar fazendo clareamento se há um problema gengival. Sugiro que você interrompa e resolva junto ao seu dentista a infecção / inflamação na gengiva antes de retomar o clareamento.

    1. Maria José, fungos são, em sua maioria, microrganismos aeróbios obrigatórios, o que quer dizer que eles gostam de oxigênio. Então, creio que a água oxigenada não os combata com eficácia. Certamente existem medicamentos anti-fúngicos bem mais eficientes pra esse fim.

  15. Parabéns pelo site e pela iniciativa! Farei um canal semana que vem e fiquei bem mais tranquila depois de lê-lo.

    A propósito, gostaria de tirar uma dúvida. Quando tive gengivite, a dentista que me atendeu recomendou bochecho de uma colher rasa de água oxigenada 10 volumes com água, que ajudaria a diminuir o problema. Nesse caso, o uso de água oxigenada é recomendado?

    Muito obrigada desde já e grande abraço!

    1. Pois é, Suellen… tem muito dentista que ainda prescreve esse tipo de bochecho. Como cito no texto, a água oxigenada não é um bom antisséptico, existem outros muito melhores. A água oxigenada até pode ser benéfica no combate de alguns problemas bucais causados por bactérias anaeróbicas, pois a liberação de oxigênio que ela faz nos tecidos “agride” essas bactérias. Na gengivite (ou inflamações gengivais como a pericoronarite) e na periodontite, portanto, poderia haver algum benefício, mas há outros enxaguantes bucais que cumprem muito melhor esse papel… então pra quê usar água oxigenada?

      Enfim… eu acho a água oxigenada uma solução ultrapassada e que, se considerarmos o seu potencial co-carcinógeno, qualquer pequeno benefício não vale o risco do uso contínuo. Pra alguma situação BEM específica, ainda vá lá… 😉

      E obrigada, que bom que pude ajudar de alguma forma.

  16. Oi Ana, tudo bem?
    Parabéns pelo blog!
    Queria fazer uma consulta: me extraíram um molar (acho que é o 1º) por causa de um cisto que quase me matou de tanta dor na quinta-feira.
    A dor seguiu incomodando e ontem (quatro dias após a cirurgia) voltei ao dentista e ele me disse que tinha me dado alveolite. Ele me deu anestesia novamente, limpou o local e colocou umas gazes de cor escura, as quais me disse que tenho que ir trocá-las a cada 48hs.
    Além da higienizaçao, ele me receitou antibiotico (AMOCLAV DUO). Com este antibiótico, vou para a segunda caixa porque estou tomando desde que a dor apareceu, ou seja, antes da cirurgia. Também me deu como anti-inflamatorio e analgesico FLURBIPROFENO FORTE.
    Tenho algumas dúvidas sobre o procedimento e a recuperaçao e gostaria muito de pedir sua ajuda para responder as seguintes dúvidas:
    – É correto deixar as gazes aí dentro? Posso comer com elas aí? Porque parece que se sujam muito e com elas nao tenho como fazer uma boa higiene. Isso pode piorar o processo? Posso passar algum liquido na boca para conservar a higiene?
    Minha preocupação com a comida é porque não como bem desde o dia 31 de janeiro (mais de 10 dias) e meu estomago está arrebentado por causa dos remédios.
    – Quanto tempo pode durar isso? Como sei que estou recuperada?
    É a pior dor que já sofri na vida, nao posso comer, dormir bem, enfim… Obrigada desde já pela ajuda. Abs
    Muito obrigada.

    1. Elaine, acredito que as “gazes” que você descreve sejam, na verdade, um curativo alveolar. Uma barreira mecânica que se usa tanto pra tratar o local (pois há componentes anti-inflamatórios nela) quanto pra proteger as terminações nervosas que estão expostas (por isso que alveolites doem tanto). Então, o tratamento é adequado. Se seu dentista Não prescreveu nenhum enxaguante bucal, não há necessidade, até porque bochechos poderiam remover o curativo. Uma alveolite costuma durar de 7 a 10 dias, o que depende de quando o tratamento foi iniciado. Tem um texto só sobre o tema aqui –> https://medodedentista.com.br/2012/08/estou-com-alveolite-e-agora.html

    2. Oi Ana,
      Muito obrigada pela sua resposta!
      Hoje faz 17 dias desde que me fizeram a cirurgia, mas ainda continuo com o tratamento dos curativos porque a ferida nao fechou por completo. Suponho que o alveolo nao se restabeleceu.
      Estou preocupada porque já leva mais de dez dias as trocas de gases com iodo. Ainda me dói, nao com tanta intensidade como a princípio, mas continua incomodando.
      Passei por outro dentista que me disse que deveriamos fazer uma nova cirurgia e dar pontos (o que nao foi feito a principio), mas o meu dentista me recomendou que esperássemos um pouco mais.
      Parece ser que está evoluindo, mas a troca de gazes ainda vai continuar por varios dias. Já tomei os antibioticos, mas o dentista acho prudente nao indicar outra caixa porque eu já havia terminado a terceira.
      A gengiva em volta está branca e pela parte de fora esta meio escura, é normal?
      Minha dúvida é se realmente este processo pode durar tanto ou seja, se realmente é longo ou se talvez eu deveria passar por outra cirurgia para tentar resolver o problema de outra forma. O que você acha?
      Tenho medo que isso me provoque perda óssea, é possível isso?
      Desculpe por incomodá-la novamente, mas é que estou vivendo fora do Brasil, nao tenho com quem consultar e estou muito preocupada se realmente estao me dando o tratamento adequado. Obrigada!!!! Abraço, Elaine

      1. Pode demorar sim, Elaine. A coloração “estranha” da gengiva é comum, também, no período de cicatrização. A possibilidade de perda óssea existe em caso de infecção, mas não dá pra dizer que isso vai acontecer. Enfim… cada organismo se comporta de forma diferente, vamos torcer pra que o seu esteja “trabalhando” direitinho pra resolver isso tudo.

        1. Muito obrigada, Ana!
          Continuemos na luta! Quando tiver boas notícias escrevo para te contar.
          Na verdade, é a primeira vez que escrevo num blog e nao posso acreditar que alguém me responda com tanta rapidez e boa vontade. Parabéns e muito sucesso. Elaine

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista