É preciso MESMO extrair os dentes do siso?

Siso incluso / retido / impactado

Um dos primeiros posts deste blog teve como personagem principal ele, o siso. Ou seja, já faz mais de 2 anos que eu venho falando sobre os terceiros molares e, diariamente, recebo muitas e muitas perguntas sobre o dito-cujo. A maioria dessas perguntas contempla a cirurgia em si, ou seja, se dói extrair os sisos e quais são os sintomas comuns após a extração dos sisos. Mas não é raro que alguém me pergunte se precisa extrair os próprios terceiros molares.

Minha resposta, é claro: não sei. Não tenho como saber, e nem posso me basear em descrições do tipo “meu siso está nascendo e dói” para sentenciar um dente à extração. Não adianta: você vai ter que procurar um dentista e fazer uma avaliação.

Aí a pessoa vai ao dentista. O siso nunca incomodou. Talvez tenha nascido, talvez nunca tenha dado o ar da graça, mas o dentista decreta: tem que extrair. O cidadão sai do consultório, entra na Internet e cai aqui no blog: “Dra., meus sisos nunca me incomodaram, fui numa consulta de rotina num dentista e ele me disse que eu TENHO que extrair os sisos porque senão terei problemas em breve. É verdade?”

Mesmo que o siso não incomode, ele pode ter, sim, indicação de extração. Mas uma coisa é fato: tá cheio de dentista por aí sugerindo a extração dos sisos de forma rotineira e sem considerar a relação custo-benefício para o paciente. Tanto é que as pessoas, de forma geral, costumam achar de que todo dente do siso precisa ser extraído mais dia, menos dia… que é algo inevitável. E isso não é verdade. Terceiros molares totalmente irrompidos e bem posicionados, por exemplo, não precisam ser extraídos.

Ok. Mas então, quais são os principais motivos (oficiais) que justificam a extração de um dente do siso?

  1. Dentes inclusos e/ou impactados: dentes que não nasceram e, considerando seus posicionamentos intra-ósseos, nunca vão nascer.
  2. “Pressão” do dente do siso contra o dente à sua frente, ameaçando a permanência do segundo molar na boca.
  3. Pericoronarite recorrente: a gengiva que cobre o siso vive inflamando.
  4. Dificuldade de higienização: predispõe à pericoronarite e leva, muitas vezes, esses dentes a desenvolverem cáries também.
  5. Motivos ortodônticos (outra controvérsia, que eu discuto em outro texto) ou protéticos

E por aí vai.

A grande controvérsia é, sem dúvida, o motivo número 1: os sisos inclusos. Diz a literatura que há uma certa chance de um siso retido (que não nasceu) estar associado a um cisto ou um tumor. Güven et al (2000), analisando 9994 terceiros molares inferiores retidos, encontrou 231 cistos (2,31%) e 79 tumores (sendo 0,02% deles malignos). Já para Yildirim et al (2008), a ausência de sintomas dolorosos não assegura a ausência de quadros patológicos (em resumo: não é porque não dói que está tudo bem). Seu estudo verificou que dentre 120 folículos pericoronários de sisos inferiores retidos (um “saquinho” que aloja o dente em desenvolvimento dentro da gengiva), 23% apresentaram alterações, portanto esses dentes deveriam ser removidos de forma preventiva.

Caro paciente, decifrando os dados acima pra você: um estudo disse que nem 3% dos sisos inclusos “viram” cistos e, o outro, que 23% dos dentes analisados apresentavam alterações, o que daria base para a ideia de extraí-los preventivamente. Percebem como os números são bem diferentes? Ou seja, existem vários estudos e muitas opiniões a respeito, mas nem os próprios dentistas concordam que sisos inclusos devem ser extraídos “antes de dar problema”.

A questão que quero levantar é a seguinte: será que nós, dentistas, não deveríamos ser mais prudentes ao indicar remoções cirúrgicas de terceiros molares inclusos assintomáticos? Eu gosto sempre de me colocar no lugar do paciente… se o dente fosse meu, eu  aconselharia a extração? Diariamente recebo comentários de pessoas contando das complicações pós-operatórias que tiveram por causa de dentes inclusos que elas nem sabiam existir, inclusive parestesias permanentes. Nos EUA, por exemplo, apesar dos riscos envolvidos em qualquer procedimento cirúrgico, anualmente milhões (!) de dentes do siso saudáveis e assintomáticos são extraídos pouco antes dos jovens entrarem na faculdade, por uma questão “preventiva”. Pois é.

Enfim, minha intenção com este texto é chamar a atenção para uma certa banalização das cirurgias odontológicas. Toda cirurgia envolve riscos, não só as neurológicas ou de peito aberto! Cada caso é um caso e deve ser analisado de forma individual, levando em conta a relação custo-benefício para o paciente. Se o siso não dói, não está infeccionado nem cariado e não ameaça outro dente, talvez um acompanhamento periódico seja suficiente. Dessa forma, evita-se o temor da cirurgia, alveolites e rostos inchados, além de certas complicações pós-cirúrgicas que podem marcar para sempre a vida do paciente.

Vale ler também essa matéria traduzida do New York Times sobre o tema, dica do leitor Danilo Cruz.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

No Plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e administradora da OdontoPédia. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista Veja todos os posts de Ana Tokus
Postado em: Cirurgia | Marcadores: , , ,

3 trackbacks

Os sisos entortam os outros dentes? | Medo de Dentista
3 de julho de 2013 às 9:00 am
Extração dos Sisos: Quais são os cuidados?
4 de novembro de 2013 às 10:45 am
É possível extrair os 4 sisos de uma vez? | Medo de Dentista
10 de dezembro de 2013 às 8:59 am

197

  1. Concluo, pelos dados científicos que a autora pesquisou, que o ideal nesse e em inúmeros casos que envolvem indicação ou prevenção de patologias, seria principalmente a tomada radiográfica dos “perturbadores” em questão. Tenho eu meus quatro “coleguinhas” bem enraizados e escovados na minha arcada e apesar de um apinhamentozinho, nunca iria extrai-los.

    Uma tomada radiográfica em nossa área profissional tem um custo baixo, pode ser efetuada sem muito custo, e excluiria a porcentagem da presença de cisto ou alguma outra patologia que tivesse na sua imagem um diagnóstico pra se pensar na extração ou não. Em relação aos problemas de higienização, pede pro seu dentista te orientar a não esquecer do´”último da fila”.

    Fora isso, é querer arrumar pra cabeça extrair o intruso sem necessidade. Ele pode até servir de estepe numa perda de segundo molar, pois já vi terceiro molar suprir a falta do segundo numa possível perda precoce. O siso simplesmente emergiu da posição antiga e com sua força de erupção, assumiu o posto do vizinho perdido.

    Abraços.

  2. Ola doutora, gosto muito do seu blog por esclarecer duvidas sobre sua profissão, dando-nos alívio dessas questões de saúde que perturbam-nos tanto, e mexem com o nosso imaginário, capaz de distorcer questões simples que com a informação correta quebra “correntes” que nos ameaçam de ter uma vida normal e plena.

    • Obrigada, Rafael! :)

  3. Durante os últimos anos consultei-me com diferentes dentistas, um para tratar minha gengiva (periodontista), outro para verificar minha mordida (ortodontista), para buscar informações e demais orientações de saúde, especialistas, que sugeriram que tirasse os dentes do siso. Como não sinto dor, preferi não tirá-los, pois temo o pós-operatório e também pela falta de tempo, além do que o profissional que me indicaram para extração, coincidentemente o mesmo, ter fraturado o braço num acidente de carro, rs. Segundo todos os três ortodontistas que eu fui (para verificar oclusão e necessidade de extração sisos e indicar-me alguem para fazer a extração), minha mordida é aberta, e me orientaram que eu teria de usar aparelho novamente, e que seria necessário a extração dos sisos (tenho os quatro) pois “travariam” a movimentação e atrapalhariam o resultado, ou temem que dêem problema durante o tratamento. Todos os meus sisos nasceram, erupcionaram, porém os inferiores nasceram inclinados, mas mesmo assim não sinto dor, não tenho dificuldade em higienizar, e sem inflamação gengival. Uma coisa que achei interessante foi saber que as raízes do siso com o passar dos anos vão aumentando, ficando mais longas, ficando a medida que envelhecemos mais problemático e doloroso o procedimento, concluo então que esse dente, ele estaria se apropriando do espaço de tal forma que seja uma dor de cabeça sua extração (????). Não seria melhor, logo que detectado que há um germe do siso, retirá-lo, de modo a poupar maiores dores, pos-operatórios traumaticos, não esperar para saber se é necessário ou não a extração?? O siso tem ligação com algum órgão do corpo, com o coração etc?? Como os sisos inferiores e superiores não se tocam, me informaram que como os dentes estão sempre em movimento, quando não há contato, os sisos superiores que nasceram normais poderiam expor as raízes devido essa movimentação, estariam saindo da cavidade.

    • Rafael, depois de completamente formadas, as raízes dos sisos não crescem mais. Do tamanho que estão, ficam pra sempre. Alguns dentistas indicam a extração de sisos na fase em que as raízes desses dentes ainda não estão totalmente formadas (pré-adolescência e adolescência) e realmente, isso costuma facilitra a extração. Mas extrair esses dentes de forma preventiva cai exatamente no questionamento que trago neste post: não seria uma cirurgia desnecessária? Se o paciente estiver ciente disso e mesmo assim disser que “topa”, pode até ser. Depende da avaliação do dentista e do que ele e o paciente acordarem a respeito.

      O siso, pode-se dizer, tem ligação com TODOS os órgãos do corpo… uma infecção não tratada pode levar a uma endocardite bacteriana, por exemplo, uma infecção séria em certas válvulas do coração. Veja aqui: http://medodedentista.com.br/2012/02/nunca-subestime-um-dente-inflamado.html

      O fenômeno que você descreveu, do dente “sair da cavidade”, se chama “extrusão”, e é algo que pode acontecer quando dois dentes antagonistas não se tocam quando a pessoa morde. Essa é uma indicação para extração, pois ambos os dentes acabam sem função. Veja como isso funciona aqui: http://medodedentista.com.br/2012/01/a-falta-que-um-dente-faz.html (o vídeo é sobre outro assunto, mas fala da extrusão também).

  4. Obrigado pelas informações, Dra. Ana, =p!

    Bom, penso em fazer a cirurgia dos 4 sisos (um lado por vez) em algum tempo próximo, analisando e escolhendo com calma e cuidado o profissional para realizar a extração, dos indicados por profissionais competentes, da minha confiança. Como disse anteriormente, meus dentes do siso não se tocam, não têm função (os inferiores estão inclinados, impactados, igual ao da ilustração do post), minha arcada não comporta estes dentes (culpa da miscigenação das raças???) e mais tarde é possível que tragam-me incômodo como dores, problemas diversos nos demais dentes que estão saudáveis e gengivas. Fiz radiografia (paronâmica) e os sisos estão em posição boa para extração. Prefiro planejar adequadamente pensando num pós-operatório lindo, sem sofrimentos desnecessários, e sem ter que fazer cirurgia de emergência, entende? Procuro criar um ambiente saudável de cirurgia, para que não pareça uma cirurgia (rsrsr)….
    Sai mais “barato”, não??

    • Você tem toda razão. Planejar e prevenir costuma sair MUITO mais barato. :)

  5. Desculpe, a ilustração acima da qual associei com meus sisos inferiores, a inclinação está igual, porém estão inclinados em relação ao dente, não às raízes, e apresentam uma ponta da coroa já fora da gengiva, formando uma “tôca” com a gengiva.

  6. Doutora, antes de mais nada, parabéns pelo blog.

    Que tipo de restauração você tem q voltar ao dentista em 45 dias ??

    Minha dentista tirou a cárie, pelo que entendi, mas acredito q nao tenha restaurado ainda (ou não completamente), ela colocou alguma coisa pra tampar e disse q posso me alimentar normalmente, mas q devo voltar em 45 dias.

    • João, possivelmente ela não fez a restauração definitiva, mas uma provisória. Geralmente o dentista faz isso quando a restauração é muito profunda ou quando o paciente diz sentir dor, então aguarda-se a resolução do problema para só então fazer a restauração. É uma precaução, na verdade. Veja: http://medodedentista.com.br/2011/08/a-massinha-do-dentista.html

  7. Muito interessante, doutora. Tenho os meus 4 cisos, todos começaram a erupção quando eu tinha 17 anos. Doeu muito pouco, só algumas vezes que inflamou a gengiva. Nenhum dentista nunca sugeriu a extração, acho que pq eles estão bem bonitinhos no lugar. Hoje estou usando aparelho e a dentista não falou nada sobre arrancar os cisos. Os meus dentes são muito pequenos, acho que se arrancar vai ficar maior espação sobrando, rs. É verdade o que vc falou sobre as pessoas estarem banalizando a extração dos cisos, hoje é raro ver algum que os tenha, eu me sinto toda especial quando conto para alguém que tenho os cisos, pq ninguém tem mais! Enfim, tem vezes que tem que arrancar mesmo, mas não sempre, né? Beijos!

    • Isso aí, Patricia. É uma questão de indicação e necessidade. Se os sisos estão fazendo a função deles, pra que extrair? Abraço!

  8. Eu ainda tenho todos, e sempre ouvi dizer que algum dia seria necessário extraí-los, mas sempre tive minhas dúvidas a respeito, e agora sei que estava certa em duvidar. Contudo, eu estou aqui pensando que eu terei que arrancar algum, e eu não quero de forma alguma.

  9. Tenho pavor de dentista, por favor me indica um aqui no Rio de Janeiro, pois tenho pressão alta e sou diabética, preciso extrair dois sisos e estou apavorada, moro em Bangu/RJ, aguardo resposta !!!

    • Ana Claudia, respondi pra você por e-mail.

  10. Olá Doutora!
    Extrai 2 sisos há cerca de 01 mês. Pós operatório tranquilo, sem inflamação, porém não estou conseguindo mastigar direito, pois meus dentes inferiores do lado onde houve a extração estão super doloridos. Estou praticamente mastigando de um lado só. A impressão que tenho é como se meus dentes estivessem abalados após a extração.

    • Cristina, essa é uma queixa comum. Provavelmente os seus dentes estão sensíveis porque foram usados como apoio durante a extração, ou seja, foi aplicada uma força grande sobre eles. Mas a tendência é da sensibilidade diminuir gradativamente.

  11. Olá Dr. Ana

    Fiz uma cirurgia para extrair dois dentes cisos, porém o incluso ficou mais dolorido. Após retirar os pontos melhorou, só que ainda ficou um ponto, após a retirada do mesmo minha bochecha voltou a inchar, não sinto dor no local, mas onde está inchado parece que tem um caroço dentro da bochecha, o que eu faço? Isso é normal?

    • Meire, essa sensação de “caroço” na bochecha é comum. Não é preciso fazer nada, a não ser que haja muita dor ou que o inchaço seja muito grande.

  12. Dra. Ana,

    Extraí os 4 dentes do siso hoje, de uma vez só. Opção minha, pois se não extraísse todos de uma vez, não voltaria para tirar o resto.
    Fui em um dentista em quem confio, ele cuida de minha saúde bucal há 15 anos.
    Os dentes superiores estavam expostos, mas tortos, apontando para fora. Os dentes inferiores estavam parcialmente expostos, e também ligeiramente tortos.
    Eles não possuiam função, estavam distantes um do outro. Quando um alimento mais duro chegava naquele ponto da boca, o dente de cima mastigava ele contra a gengiva que cobria o dente de baixo, causando dor. Por fim, criaram cáries por não ser possível a higienização deles e por isso a gengiva estava sempre infeccionada.
    Durante a extração, 3 dentes saíram com muita facilidade, já o quarto dente, um dos inferiores, não saiu.
    O dentista precisou usar o motorzinho, quebrou o dente em várias partes e foi removendo aos pedaços. No entanto sobrou um pedaço que ele disse não ser possível retirar, a gengiva estava muito machucada, a minha cara já tinha dobrado de tamanho de tão inchada, e ele preferiu interromper.
    Foi uma verdadeira tortura! E no final fiquei em pânico, pensando que esse pedaço poderia vir a doer no futuro. Ele tirou um raio-x na hora, e disse que o pedaço era muito pequeno, e que já tinha “matado” a raíz, e das duas uma: ou o dente será encoberto pela gengiva e não terei problemas, ou o corpo vai expulsar ele depois de um bom tempo, por reconhecer que ele é um organismo estranho.
    Confio nele, mas nunca havia ouvido esse tipo de coisa.
    Posso ter algum problema com esse pedacinho de dente no futuro?

    O pior de tudo é que o dentista não disse que eu não podia fazer bochechos, nem evitar de cuspir. Estou cuspindo sangue há 5 horas já. Não paro de salivar, e a saliva tem que ir pra algum lugar hehe…
    Estava vendo o dente, não sobrou um pedacinho não, sobrou um pedação, está bem rente a gengiva inclusive…

    Obrigado!

    • Luiz, o que você relatou acontece, mesmo. Algumas vezes, o melhor é parar de tentar remover o pedaço de dente que não quer sair por uma questão de conforto e não-malefício para o paciente. Um professor meu, na época de faculdade, usava o exemplo da “bala”… se o sujeito levou um tiro, a bala está num local de difícil acesso e a remoção dela pode causar mais danos do que benefícios para o paciente, deixe a bala onde está. Provavelmente o seu dentista considerou que você já estava cansado, inchado e, se ele continuasse tentando, poderia causar algum dano (num nervo, por exemplo). Agora, é preciso aguardar a recuperação do seu organismo e acompanhar o seu caso de forma periódica até que se julgue necessário.

      Ah, e procure não cuspir, mesmo… beba água gelada se o gosto na boca estiver ruim. Cuspir e bochechar estimula o sangramento.

      • Muito obrigado pela resposta, estou mais tranquilo agora!

  13. Fiz minha cirurgia para a retirada do siso hoje, retirei apenas o inferior esquerdo, a retirada foi às 11 da manhã, quando eu vou poder me masturbar, quando vou poder fazer sexo e quando vou poder comer comida “normal” (arroz, feijão, essas coisas)?

    • Kelvin, é bom se abster de atividade física por pelo menos 1 semana. No caso da masturbação é menos crítico, apenas não se esforce muito (vá com calma! ;)). A alimentação vai muito do bom senso, se você estiver se sentindo bem, pode introduzir alimentos mais sólidos na dieta, mas continue evitando bebidas e comidas muito quentes e duras). Depois da remoção dos pontos, estando tudo ok, não há restrição.

  14. Dra. Ana Tokus, tenho um dente siso inferior que já colocou ‘as caras’ pra fora e meu dentista falou que ia ser preciso fazer a retirada dele. Tenho uma outra cirurgia marcada pro dia 08/03. Gostaria de saber se eu fizesse a extração desse dente por esses dias, se atrapalharia essa minha cirurgia no mês que vem. Talvez tenha que existir um intervalo maior entre um procedimento cirurgico e outro, que eu desconheça. Muito obrigado.

    • Em princípio não há problema, Danilo. Se sua saúde está ok, não deve haver problema. Pense apenas no pós-operatório, que pode ser mais “sofrido” (principalmente se o das 2 cirurgias forem sobrepostos)… não sei a que tipo de cirurgia você se refere, mas a do siso pode deixar você meio “de molho” por 1 semana.

  15. Extrai o siso inferior vai fazer duas semanas ja, mas até hoje estou sentindo muita dor nos dentes próximos e a dor está subindo pra cabeça isso é normal ?

    • Daniel, é comum que os dentes vizinhos ao siso extraído fiquem sensíveis, pois o dentista deve ter os usado como apoio na hora da extração, o que coloca muita força sobre eles. A dor de cabeça pode ter relação com isso e até com a articulação da mandíbula, que pode ficar inchada/dolorida por causa do tempo que você ficou de boca aberta durante a cirurgia. De qualquer forma, esses sintomas devem ser passageiros.

  16. Doutora, minha gengiva atras do meu ultimo dente de baixo (do lado esquerdo) doí quando mastigo algo em cima ou toco com o dedo. Tenho 16 anos e ainda não nasceram os meus sisos. O que pode ser?
    Obrigado!

    • Luiz, você mesmo já deu a dica: pode ser o siso querendo nascer, você já está na idade. Ou simplesmente se trata de uma gengivite localizada e passageira, o que também é muito comum. Eu acho que, dada a sua idade, seria bom você procurar um dentista pra avaliar e fazer uma radiografia panorâmica, assim dá pra verificar como está o posicionamento intra-ósseo de todos os sisos e se está tudo bem.

      • Muito Obrigado, irei procurar. Mas você acha que eu já vou ter que extrair ?

        • Depende do resultado da panorâmica, Luiz. Mas só o fato da gengiva estar assim não garante que haja necessidade.

  17. Dra., o dente de leite da minha filha de 7 anos caiu já faz mais de um ano. Começou a nascer normalmente, mas parou! Ele ainda está crescendo, ou não vai crescer mais? Se não for crescer, o que pode ser feito para melhorar a estética do dente?

    • Fernanda, se ele já começou a nascer, deve terminar. Que dente é? Pode ser que, por falta de espaço, ele tenha “travado”. Seria bom levar sua filha a um odontopediatra pra avaliar.

  18. Boa noite Doutora,
    Levei minha filha a um dentista e o mesmo analisando o RX verificou que ela teria que tirar os 4 dentes do siso, só que um dos dentes da parte inferior esta em cima do nervo e o mesmo nos alertou sobre a possibilidade dela ter parestesia, mas se não arrancar pode ter uma infecção devido ao acumulo de resíduos embaixo da gengiva. Estou muito preocupada e não sei o que fazer! Por favor me ajuda?

    • Célia, o dentista da sua filha não sugeriu a possibilidade de remover apenas a gengiva que está em cima do dente para facilitar a higienização (não sei se é possível no caso da sua filha, mas se for…)? Aí não seria necessário extrair o dente. Mas vale a avaliação do seu dentista. Num caso delicado como esse, é preciso pesar sempre a relação custo-benefício pra o paciente.

      • Boa tarde Dra. Ana,
        O dentista não me deu esta possibilidade, mas vou leva-la a outros e até mesmo sugerir a remoção da gengiva caso seja possível. Obrigada de coração pelo seu retorno! Fica com Deus.

  19. Ola Dra. Ana, por favor, tenho 42 anos, e resolvi retirar os meus sisos, pois estavam cariados, tenho 3; 1 da parte inferior nao nasceu, isso e normal? Os 2 da parte superior nasceram normalmente, retirei um na semana passada, e o 3o, esta incluso horizontalmente, empurrando os que estao proximos. Quero saber se e necessario mesmo a retirada deste, visto que nao apresenta nenhum problema de dor. Fui ao Ortodontista e ele me disse que tenho a mordida cruzada, nunca usei aparelho, meus dentes nao se encontram, nao se encaixam, nao chegam a serrar (acho que me entende, rs), sempre mastiguei com os dentes do fundo da boca, ele me aconselhou a nao usar aparelho, na minha idade nao resolveria muito, entao sera que essa cirurgia tambem ira me beneficiar em algo?

    • Simone, se o siso incluso estiver “quieto” no canto dele” e não ameaçar a permanência do dente ao lado na boca (não estiver reabsorvendo parte da coroa ou da raiz do segundo molar), não acho necessário mexer. Vale aí a avaliação do seu dentista. Dependendo da posição dele, considerando a possibilidade de complicações que cirurgias como essas trazem, talvez o melhor seja apenas acompanhar o caso de forma periódica.

  20. Boa tarde. Tenho 4 dentes do siso inclusos, na verdade 3 pq arranquei 1 mês passado. A cirurgia ocorreu bem, a recuperação tbm, só que tenho mais 3 para arrancar. O que mais me irrita é o inferior direito, ele inclusive está muito proximo ao nervo. Faz 5 anos desde a primeira vez que o dentista solicitou a cirurgia, e não a fiz, só que a algum tempo tenho notado que está saindo uma secreção com gosto e cheiro ruim. É perigoso? Tenho retorno com o dentista dia 17 para levar uma tomografia e marcar a extração. Obrigada.

    • Viviane, esse líquido deve ser um produto da inflamação (exsudato inflamatório). Ele, em si, não é perigoso, apenas denuncia que a gengiva está inflamada.

  21. Ola Doutora, meu siso na parte superior direita ta machucando a minha bochecha, assim na parte de tras, ta uma dorzinha chata, incomodando e tipo so ele que ta formado e com problemas! Acho que vou extrair mesmo… O que você acha???

    • Alexsander, depende da avaliação do seu dentista. Mas o fato do siso estar machucando a sua bochecha de forma contínua já é, em si, uma razão pra extraí-lo. Outra possibilidade é que um pequeno desgaste nesse dente resolva o problema, e aí não seria preciso extrair.

      • Poxa respondeu até rápido! Muito bom! Gostei!
        É, meu dentista aconselhou extrair porque uso o aparelho fixo, e ai futuramente depois que eu tirar pode acabar movendo meus dentes de novo, mesmo porque acho que eles não nasceram por completo ainda. Obrigado pela atenção, Doutora!

  22. Olá Dra.

    Sexta feira passada, dia 19, extrai o pré molar esquerdo.
    A coroa foi quebrada por completo, e não dava pra aproveitar as raizes, por serem duas e não estarem mais unidas.
    Com quanto tempo posso colocar uma protese?

    Parabéns pelo blog!

    • Moana, depende do tipo de prótese que você pretende colocar. Dá pra fazer a extração e na mesma sessão colocar um implante, por exemplo (se dá pra fazer isso no seu caso, depende da avaliação do dentista). Até o implante integrar ao osso (o que leva uns 6 meses), seria possível usar uma prótese removível, por exemplo. E até mesmo que você não opte pelo implante, dá pra usar uma prótese fixa (apoiada nos dentes ao lado do espaço) ou removível, do mesmo tipo que eu mencionei. Enfim, respondendo sua pergunta: dá pra por uma prótese logo em seguida da extração (até no mesmo dia, se você for moldada antes).

      • Esclarecidissima!
        Muito obrigada :D

  23. Oi doutora Ana, arranquei um dente quinta-feira pois estava só um pedaço, e queria poder puxar os dentes de trás pra frente e tampar este espaço que é o dente que fica do lado do canino! O que acontece, que vejo todos os seus posts, que enquanto tiver osso (ósseo) onde foi tirado o dente ela acaba morrendo, e ñ tem como mover o dente pra esse espaço, não havendo mais dentes… quando não há mais o osso não tem como o dente ir pra quele espaço? O que acontece Ana é que arranquei quinta-feira dia 2 de maio e vou fazer +4 canais nos dentes, e vai levar um tempinho, pois estou fazendo pela rede publica, demora uns 4 meses a 5… pra ficar tudo pronto, ok! :( E então to com medo de ñ haver mais osso e não poder tampar este espaço que fica bem visivel :s , me ajuda amiga nessas dúvidas :s O que fazer? Qual alternativa? Quanto tempo ainda posso ter com osso? E puxar esses dentes e tampa esse espaço que não tenho mais… muito obrigada de coração!! Beijão

    • Ana, dá pra aguardar 5 meses, sim. Nesse tempo sua gengiva vai cicatrizar bem e aí (em princípio) dá pra “puxar” os dentes para frente. Vale a avaliação do seu ortodontista.

  24. Boa noite, dra.

    Dra, retirei 2 sisos ontem. Nao houve complicaçoes, o dentista retirou os dentes sem precisar quebra-los e sem danificar ossos. Faço exercicios aerobicos intensos. Meu dentista disse que no terceiro dia poderia voltar a fazer exercicios. O que vc acha? Qto tempo tenho que esperar?

    • Bia, se você estiver se sentindo bem, sem dor, sem inchaço, pode voltar às suas atividades. Mas se der pra ir aos poucos, melhor.

  25. Bom noite, doutora!
    Fiz a extração do meu dente do siso inferior do lado esquerdo e já tirei os pontos com a dentista, só que hoje percebi que ainda tem um ponto, já fazem 12 dias que fiz a cirurgia, o que eu faço com esse ponto, posso eu mesma tirar ou tenho q voltar na dentista?? Obrigada.

    • Fernanda, o ideal é que você retorne na sua dentista, pra não correr o risco de se machucar na remoção do ponto. Ou, procure uma Unidade de Saúde.

  26. Qual é a faixa etária em que os sisos nascem? Só é possível saber se é necessária uma extração após o nascimento dos mesmos? Eu vou fazer 21 anos, e agora que o meu inferior esquerdo começa a dar sinal (fez uma “montanhazinha” na minha gengiva e está doendo), porém os outros nenhum sinal deles.

    • Ludmila, varia, mas geralmente entre os 19 e os 21. É possível saber se será preciso extraí-los mesmo antes nascerem, pela avaliação radiográfica, até porque nem sempre eles nascem. Sugiro que você procure um dentista pra avaliar, uma radiografia panorâmica é capaz de mostrar o posicionamento intra-ósseo dos seus sisos.

  27. Ola, retirei meu dente siso esquerdo inferior terça feira a noite dia 21, ontem a noite quinta feira notei a presença de uma coisa esbranquiçada antes dos pontos (entre o ultimo dente que ficou e o começo dos pontos) achei que fosse um pedaço de gengiva ou algo do tipo, hoje olhei de novo e continuava la, so que agora tinha um pouco em cima do dente,resolvi encostar com a escova de dente e vi que na verdade era uma especie de massa branca bem mole que se mexa, mas nao consegui tirar pois esta presa aos pontos, agora vendo melhor é realmente so isso, uma coisinha branca que se mexe para todos os lados, mas nao sai pq esta presa aos pontos. O que eu faço, deixo quieto para sair sozinho ou tento tirar isso? Esta me incomodando e estou com medo disso causar alguma infecçao ou algo assim. Consultei meu dentista e ele disse que é normal que é restos de comida que se juntaram ali no ponto, mas so comi coisas liquidas desde a operaçao. Tambem percebi que sai um gosto ruim dessa coisa, dando mau halito. O que é isso, é normal?

    • Isso é placa bacteriana, Aline. E ela se forma tanto por causa da ingestão de líquidos quanto de sólidos. É importante removê-la, pois manter o local limpo diminui a chance de infecção e de mau hálito. Você pode usar um cotonete úmido pra isso, mas não introduza ele no “buraco”, apenas remova a placa bacteriana superficial. Tudo você provavelmente não vai conseguir remover, mesmo.

  28. Doutora,

    E se o dente estiver na posição correta, completamente coberto pela gengiva. É preciso extrair? Os meus nunca “nasceram” e nenhum dentista me pediu radiografia de nada! Sempre achei estranho as pessoas ao meu redor retirarem os dentes sisos e ninguém me pedir nada. Quando passo a língua no último dente da boca, sinto um volume, mas é só. Isso é normal? Detalhe: os meus dentes do fundo são todos alinhados. Tenho 29 anos.

    • Suellen, se os seus dentes não estiverem incomodando nem colocando em risco outros dentes, eu não vejo obrigatoriedade em extrair. Mas seria legal fazer um acompanhamento e, certamente, uma radiografia panorâmica pra ver se está tudo ok. Estando, deixe eles quietinhos lá (se é que eles existem, pode ser que nem tenham se formado). :)

  29. Bom dia doutora Ana Tokus, tenho que extrair 2 sisos superiores mas tenho diabete. Gostaria de saber qual o risco, pois minha é diabete tipo 2 e tenho dificuldade em cicatrizaçao. Que posso fazer, aguardo uma resposta, pois tenho medo de fazer a extraçao e ficar aberto, sem cicatrizar. Um abraço, Dulce.

    • Dulce, se a sua diabetes estiver controlada, não há motivo algum pra qualquer complicação durante o atendimento. Apenas deixe claro para o seu dentista que você é diabética e ele vai tomar as providências necessárias (se for o caso).

  30. Boa tarde Dra. Ana.

    Tenho 34 anos, e tenho os dois dentes do siso superiores, nasceram normalmente, porém os de baixo, um deles eu tirei, que tinha começado a nascer e o outro está incluso, inclinado e já era para eu ter retirado, porém sofri tanto com a retirada do primeiro que estou enrolando ha uns 9 anos para fazer a retirada desse
    Ele nunca me incomodou, em questão de dor, o que a Dra. me aconselha a fazer?
    Também sou de Curitiba, onde é o seu consultório?
    Obrigado

    • Luiz, se o dente não incomoda talvez não seja necessário extrair. Mas é bom avaliá-lo de forma periódica, pra ver se ele não coloca outros dentes (o segundo molar, no caso) em risco. Meu consultório fica no Pinheirinho, mas confesso que cirurgia não é muito a minha praia. ;)

  31. Olá Dra.
    Há mais ou menos um mês e meio um dos meus sisos superiores começou a nascer ocasionando dor. Me dirigi a uma clinica, na qual a dentista pediu a radiografia e constatou que o siso estava ‘colado’ no segundo molar, portanto seria necessário fazer a cirurgia de retirada. Como já estava sentindo dores, começamos a cirurgia no mesmo dia. Foi uma cirurgia muito incomoda, ela teve que aplicar 5 anestesias e apos uma hora e meia, ela decidiu parar. Ficou mais ou menos metade do dente ainda. Retornei na semana seguinte para retirar os pontos e ela disse que em 30 dias fariamos uma nova tentativa de retirara do dente. Eu fiquei com muito medo e fui buscar uma segunda opinião. Dessa vez busquei uma das melhores clinicas de minha cidade, com um cirurgião muito renomado. Ele me disse que retiraria o dente facilmente. Me passou confiança. Encarei o segundo round, só que ele também não conseguiu retirar o pedaço do dente e ainda descolou minha gengiva. Minha dúvida é quanto tempo leva para a gengiva voltar ao normal e se existe algum risco desse resto de dente apodrecer dentro de mim ou causar alguma infecção?

    • Adriane, a gengiva deve cicatrizar rápido, pelo menos superficialmente. Deve levar de 1 a 2 semanas. Esse resto de raiz não vai “apodrecer” dentro de você, pode ficar tranquila. Dada a impossibilidade de remoção, o protocolo é fazer avaliações periódicas, mas a chance de você vir a ter dor ou outro problema é baixíssima.

  32. Muito obrigada!
    Fiquei mais tranquila com sua resposta!

  33. Quando tiro dois dentes do siso do lado direito, é necessario tirar do esquerdo, ou depende de cada pessoa?

    • Depende de cada pessoa, Cah. Não é obrigatório, não.

  34. Olá Dra.
    Neste exato momento eu estou com a gengiva super inchada e muito muito muito dolorida, nao consigo abrir a boca nem pra falar direito e estou assim ha uns 2 dias ja, só tomando dipirona pra aliviar a dor. Morro de medo de ir no dentista mas to ja mudando de ideia pq ta doendo demais, rsrs’. Então, pode ser o meu siso nascendo? Minha gengiva bem la no fundo na parte de baixo ta bem inchada e bem vermelha sabe, os meus dentes de cima parece que doem tbm, nao da pra explicar direito… será que pode ser ele?
    Agradeço se vc responder logo se nao for incomodo, mas to sofrendo :s

    Obrigada, bjs.

    • Jenyffer, pode ser seu siso, sim! Qual a sua idade? Os sisos costumam nascer entre os 19 e os 21 anos (pode variar, um pouco mais cedo, um pouco mais tarde).

      • Ola Dra.
        Eu tenho 20 anos. Então, hoje eu acordei um pouco melhor, minha gengiva desinchou bastante mais ainda esta dolorida e esta num formato estranho, parecendo mesmo que vai sair o siso.

        • Então deve ser o siso, mesmo. Sugiro que você vá ao dentista antes que inche de volta…

          • Obrigada Dra. pelas suas repostas, me ajudaram muito.
            Você é muito atenciosa!!! bjs.

  35. Doutora, nasceu um dente incluso na parte inferior do lado direito, ele está deitado, ele já apontou, mas ele está deitado, eu tenho que operar, minha dúvida é: eles vão deixar um pouco da raiz do dente incluso ou eles vão remover tudo? Eu tenho 17 anos, eu estou na fase certa que dá para operar sem acontecer alguma complicação???

    • O dente é removido por completo, Natiele. Coroa e raiz. Aos 17 anos provavelmente se trata do dente do siso. Sim, é uma boa época para extraí-lo, pois suas raízes ainda não devem estar totalmente formadas.

  36. Doutora, extrai os 4 dentes do siso, os de cima foram tranquilos já os debaixo deu um pouco de trabalho pois estavam deitados, enfim voltei lá depois de 14 dias para retirar os pontos, como do lado direito ficou um buraco que o dentista disse que fecha com o tempo, com isso procuro higienizar bem, já passou 1 semana e já está quase cicatrizado, mas percebi que ainda tem um ponto bem no fundo, fui tentar puxar mas não consegui, parece que está interno ou costurado em outra parte, esses pontos caem sozinhos ou eu tenho que voltar ao dentista para ele retirar, corro o risco dele ter que abrir a gengiva de novo já uma parte já cicatrizou???
    estou desesperada porque a recuperação já foi dificil :(

    • É bom procurar seu dentista pra remover o ponto sim, Jessyca. Mas não fique preocupada, nesses casos geralmente a cicatrização não cobre o ponto ou seu próprio organismo se encarrega de expulsá-lo. Não acho que seja o caso de ter que abrir a gengiva.

  37. 5 anos depois dos sisos superiores terem nascido, o inferior direito começou a dar trabalho. A posição está muito parecida com a da foto do post, porém, já existe uma parte mínima aparecendo. Fui em 3 especialistas diferentes, cada um me deu uma opinião diferente, um que é a coisa mais simples do mundo, o outro que não é uma simples extração mas pela situação é aconselhável retirar, até por conta de uma tal bolsa que vive inflamando. Disse que era pra retirar o direito agora e o esquerdo depois, sem tanta pressa. Já o terceiro disse que é um caso muito complicado porque o dente tem duas raízes. Acabei escolhendo o segundo, foi o que me passou mais confiança e me explicou os motivos pelos quais preciso retirar o dente além de explicar parte do processo. Daqui duas semanas retiro o direito.
    Mas algo que somente o segundo disse e nenhum dos outros disse que me deixou confusa: ele disse que por ter que retirar os inferiores, o ideal é que retire os superiores também pois só com os segundos eu ficaria sem a mordida. Isso faz sentindo, mas Ana isso é um procedimento comum?

    • Mariane, isso é comum, sim. Quando um dente não tem antagonista (o correspondente a ele no arco oposto), ele fica sem função na boca, pois não oclui. Nesse caso, dependendo da localização do dente, da dificuldade de higienização etc., a extração estaria indicada. Há uma possibilidade, também, que, sem o antagonista, o dente comece a “sair da gengiva” (fenômeno chamado de extrusão), pois os dentes têm a tendência a preencher espaços vazios próximos.

  38. Boa noite Dra., fiz uma extração do siso inferior no lado esquerdo no inicio de julho dia 03/07 e retirei os pontos dia 10/07. Disse a você em um outro comentário que tive trismo devido a dificuldade na extração deste siso. Mas o objetivo da cirurgia do dia 03/07, era a extração dos dois sisos inferiores, devido as dores que vinha sentindo e eles não terem espaço, porém só um foi extraído. Gostaria de perguntar-lhe se já posso fazer a extração do outro siso inferior do lado direito, mesmo ainda o “buraco” do lado esquerdo ainda não ter fechado totalmente? Outra pergunta é: pelo fato de tentar comer apenas para o lado direito, o siso desse lado, que ainda não erupcionou, incha a gengiva por cima dele (percebo que a gengiva por cima dele tá um pouco mais “fina”) e faz eu sentir um pouco de dor durante a mastigação, contudo depois passa essa dor. Tenho que tira-lo urgentemente mesmo com o trismo recente que tive com o a retirada do outro siso? Por fim, a ultima pergunta é, os dentes sisos superiores apenas o lado esquerdo erupcionou totalmente, mas o lado direito só saiu uma pontinha, na panoramica constou que estão normais e tem espaço (não sinto dores). Posso permanecer com os sisos superiores mesmo com a retirada dos inferiores ? Achei curioso, meu dentista dizer que não existe a necessidade de retira-los. O abordado no blog aguçou este questionamento. Desde já, agradeço e parabenizo pelo conteúdo esclarecedor e enriquecedor abordado em seu blog.

    • Rafaela, pode sim. E não, não vejo urgência, embora a dor, pelo impacto dos alimentos de forma contínua na gengiva sobre o siso, possa aumentar. Quanto aos sisos superiores, realmente não há obrigatoriedade na remoção deles, embora a ausência dos inferiores deixe esses dentes sem função, pois eles não serão usados na mastigação. Portanto, extraí-los pode ser uma boa ideia… até porque a tendência de dentes sem antagonista (o correspondente no arco oposto) é “extruir”, ou seja, “sair da gengiva” em direção ao espaço “vago” do dente de baixo. Nesse momento, se você não tem a intenção de extrair os sisos de cima, vale uma avaliação periódica pra ver como eles se comportam. Se eles se comportarem bem, podem ficar onde estão. :)

  39. Consultei seu blog na semana passada. Precisava tirar os quatro dentes do siso, e optei por sugestão do dentista retirar os quatro de uma vez. Ele falou que a posição dos dentes facilitava e que ele também tinha bastante experiencia. Em função dos dias de pós-operatório, decidi tirar os 4 de uma única vez numa sexta-feira, assim teria o fim de semana pra me recuperar. Fiquei um pouco ansiosa pois não tenho a melhor cicatrizacao, sou branquinha qualquer coisa fica hematoma, mas assumi o risco. Foi a melhor coisa que fiz. Inchou um pouco, mas bem pouco a ponto de eu poder sair em público e passear no shopping no dia seguinte, nada de hematomas, pouquíssima dor (tomava mais analgésico profilático mesmo), enfim, melhor coisa!!

    • Bom saber, Patrícia! Problema resolvido! ;)

  40. Boa noite Dra. Já usei aparelho ortodontico por muitos anos e os dentes não ficaram certinhos como deveriam porque não havia tirado os sisos na época. Com o tempo tirei 1 siso inferior esquerdo porque era o único que estava deitado. Procurei o dentista com o melhor consultório da cidade para usar novamente aparelho e ele deu a prescrição dos exames e me disse assim “sem exame nenhum posso lhe afirmar que se voce tirou o siso inferior esquerdo, terá que tirar o siso superior esquerdo”, mas é onde creio que há espaço para acertar os dentes sem necessidade da extração. Gostaria de saber se esse procedimento é correto? Porque só porque tirou um de cima terá que tirar um debaixo, isso é correto, praxe sem exames? Gostaria de sua opinião, por favor me ajude, Deus lhe pague!

    • Rodolfo, quando um siso não tem antagonista, ou seja, um correspondente a ele no arco oposto, realmente há indicação de extração, pois esse dente não está em função na boca (ele não “morde” nada), e há uma tendência dele começar a extruir (sair da gengiva em direção ao espaço do dente extraído). Por isso a certeza do meu colega.

  41. Olá Dra. Ana, boa tarde…

    Então, eu tenho pavor de arrancar dentes, ainda mais cisos que dizem que são mais complicados. Eu fui ao dentista, ela já falou que queria extrair os 4 juntos (sem ver a panorâmica), e pelo que (eu) vejo olhando a panorâmica, eles estão bem certinhos… o que dói é que eu mordo minha bochecha, e tem aquela pelezinha em cima dele que fica se mexendo, ai o dente de cima acaba batendo nessa pele do dente de baixo e ai a dor chata, eu tenho vontade de eu mesma arrancar aquilo que me incomoda rsrs
    Então Dra. eu li em um comentário seu que as vezes nem é preciso extrair… será que não tem como tirar essa pele e talvez lixar um pouco o dente para não ficar mordendo a bochecha como a Dra falou ?
    Obrigada desde já.

    • Evelyn, pode ser! É questão de avaliar. Se os sisos já nasceram e estão bem posicionados, às vezes um ajuste oclusal já resolve o problema da mordida recorrente das bochechas. Converse com a sua dentista sobre essa possibilidade.

      • Muito Obrigada Dra. Ana, marquei pra quarta uma consulta, vou conversar com ela.

  42. Boa tarde, vi uma dúvida ai em cima de um rapaz com o dente do ciso que está machucando a bochecha, eu estou com o mesmo problema, o ciso é um pouquinho torto na direção da bochecha e a ponta machuca um pouco às vezes, a diferença é que eu não uso e nunca usei aparelho, pois todos os outros dentes são retos. Existe alguma forma de corrigir esse desvio do dente para ele ficar alinhado com o demais sem extração?

    • Nicolas, efetivamente corrigir a posição do dente, só com aparelho ortodôntico. Não necessariamente o aparelho completo, mas pelo menos algum dispositivo (um elástico com botão ligado a um mini-implante, por exemplo) que faça essa movimentação. Outra possibilidade é um ajuste oclusal, às vezes um pequeno desgaste no dente já evita a mordida recorrente na bochecha. Consulte um ortodontista.

  43. Oi doutora… adorei seu blog.
    Eu extrai meu dente de siso na sexta feira, nos 2 dias senti uma dorzinha e muito incômodo e estou com muito mau halito q nem eu nao estou aguentando mais… tem umas manchinhas amarelas tipo uma afta. O meu problema é mau halito msm, pois trabalho atendendo clientes e esse mau halito ta me incomodando muito e esta me dando ansia. Doutora, o q q eu faço, me ajuda!!!

    • Vanessa, sua cirurgia é bem recente, e nessa fase do pós-operatório pode haver maior proliferação de bactérias anaeróbias no meio bucal, o que causa / agrava o mau hálito. Procure escovar os dentes mais vezes, o problema é passageiro. As manchinhas amarelas podem ser pequenas lesões causadas pelo atrito do instrumental usado na cirurgia ou até pontos de pus, o que não significa uma infecção importante necessariamente, pode ser apenas nos pontos. Enfim… se doer, inchar, etc., procure seu dentista pra reavaliar.

  44. Olá doutora Ana, venho sentindo um incomodo nos dois dentes sisos do lado direito, fica machucando minha bochecha, nem mastigo mais desse lado, doendo o maxilar e a cabeça do msm lado, será necessário extraí-los ?

    • Pode ser, Ana, mas não dá pra afirmar apenas com base no sei relato. A dor de cabeça / na mandíbula pode ter outras razões, como um problema de ATM (articulação da mandíbula) ou bruxismo (ranger de dentes), por exemplo. Às vezes apenas um ajuste oclusal (pequeno desgaste) dos sisos já evita que você fique mordendo a bochecha e resolve o problema. Mas pra ter certeza, só procurando um dentista pra avaliar clinica e radiograficamente.

  45. Dra. Parabéns pelo blog.
    O fato é: no total são 4 dentes cisos que nascem?
    Já estou com três. 2 deles já nasceram ha um bom tempo é estao alojados perfeitamente. Só que 1 esta terminando de aparecer pra fora da gengiva. Acho que ele cortou minha gengiva, e irrita, que eu passo o tempo todo com a língua no pedacinho que esse dente cortou. Isso é normal?
    Abraços!!!

    • Isso Brenno, são 4 sisos ao todo. O que você relata é bem comum, quando o dente “rasga” a gengiva podem dicar uma sobras de tecido, e incomoda sim. Mas a gengiva vai ficar lisinha de novo, com o tempo. Pela sua descrição, parece que vai tudo bem. :)

  46. Boa noite, gostaria de esclarecer uma duvida, uso aparelho ha 1 ano e pouco, e somente agora minha dentista mandou extrair o dente do siso, pode ser final de tratamento do aparelho fixo?

    • Pode ser sim, Gabriele. Mas mais fácil do que a gente “achar”, é perguntar pra sua dentista se já está próxima a remoção do aparelho.

  47. Olá Dra. Boa noite! Vou extrair os dentes do siso nesta sexta-feira, já nasceram há alguns anos, não estão inclusos e nem tortos, meu dentista disse que pela estrutura dos meus dentes não será difícil a extração, tenho 25 anos. Eu confio nele, é um ótimo profissional, mas o que me preocupou é que ele não pediu a panorâmica, disse que não tinha necessidade. Pode fazer a extração sem a panorâmica?? Mas se estiverem próximo ao nervo? Mesmo quando os dentes nascem por completo, tem risco de estar perto do nervo ou só quando estão inclusos??

    • A chance do nervo estar próximo é menor, Cecília. Mas ainda há essa possibilidade. Seria prudente uma radiografia, mas não precisa ser panorâmica, podem ser periapicais (aquelas pequenas que o dentista pode fazer no consultório, mesmo).

  48. Olá Dra, vou extrair o dente siso na parte superior, ele está normal não está inflamado, apenas machucando a boca e atrapalhando minha mordida, mas a dentista falou que não precisa prescrever medicamentos após a extração, é possível um pós-operatório sem analgésicos e anti-inflamatórios ?

    • Ana, é possível. Mas eu, particularmente, acho que um analgésico é uma boa ideia… assim o paciente passa essa fase com mais conforto.

  49. Dra. bom dia!

    Meu dentista me aconselhou a extrair os dentes do siso inferiores, já que os mesmos estão uma parte pra fora da gengiva, dificultando a higienização e inflamando a minha gengiva. Porém ele me disse que há um pequeno risco de ocorrer a parestesia, ainda que pequeno o risco existe, informou que eu teria inclusive que assinar um termo. Me disse q na maioria dos casas é reversível mas tem casos que não são.. fiquei desesperada.. existe algum outro tratamento para manter a higienização que não seja extração?

    • Eliane, depende do posicionamento dos seus dentes. Se eles estiverem bem posicionados (verticalizados, e não inclinados) e apenas com um pedaço de gengiva os recobrindo, é possível remover essa gengiva, dessa forma, facilitando a higienização e evitando a extração. Aí vale a avaliação do seu dentista, pois podem haver outras razões que indiquem a extração.

  50. Olá doutora! No meu caso, há um siso cariado que está empurrando o 2° molar, mas mesmo se eu resolver o problema da cárie, ainda assim é preciso extraí-lo?

    • Carol, provavelmente. Se o siso estiver inclinado na direção do segundo molar, ele pode levar a outras cáries, até pela dificuldade de higienização. Mas vale aá a avaliação do seu dentista.

  51. Olá Doutora… ontem extrai os sisos de cima e foi bem tranquilo, não estou encontrando muitas dificuldades na recuperação. Porém os sisos inferiores estão deitados e a coroa esta pegando no dente do lado. Gostaria de saber se é muito difícil a extração devido sua posição. Estou com um pouco de medo.

    • Adriana, é um pouquinho mais difícil, sim. Mas é uma dificuldade que fica pro dentista, pra você não muda muito… a anestesia é local e não necessariamente será uma cirurgia longa. Vá tranquila.

  52. Obrigada Doutora, até ontem tinha medo de ir ao dentista, mas agora já não tenho mais!!! Os assuntos tratados nesse blog são de suma importância pra quem tem medo!!
    Valeu mesmo!!

    • Que bom que pude ajudar, Adriana. Abração! :)

  53. Olá… Doutora, fui ao dentista e ele me disse que tenho que tirar os quatro dentes do siso, os de cima estão certos mas sem espaço para nascer por inteiro, e os 2 de baixo estão deitados, do lado direito nasceu a pontinha, esta doendo e sangrando, e o do lado esquerdo nem apareceu… a questão é: sou muito nervosa e ansiosa, estou com muitoo medo de extrair os quatro de uma vez, quais os riscos? Ou não tem diferença entre arrancar 1 ou 2 ou os 4 de uma vez?

    • Ana, se o seu dentista julgar que as 4 extrações não são TÃO complicadas, dá pra fazer as 4 no mesmo dia, sim. Não há mais risco pra você. Apenas o pós-operatório pode ser mais “chato”, já que não vai haver um lado “bom” pra você mastigar… pode inchar… etc.. Por isso, eu sempre recomendo que se faça 2 de um lado e 2 do outro. Mas que dá, dá. ;)

  54. Ola Doutora ,
    Quero tirar uma duvida mais uma vez. Tem um dente meu (não é do SISO) foi feito uma obturação, não ficou bom, ai passou 8 meses fui em outro dentista, que estou passando agora, precisou fazer um canal, fiz, passou 1 mês e continuou doendo, ai ele abriu o canal, tirou, fechou, tirou dois Raio X e falou: agora ta OK.
    Passou 1 mês e começou a doer uma dor média, doi bastante, não sei o que fazer mais com esse dente :(
    O que sera que pode ser?

  55. Olá Dra., tenho que extrair os dois sisos superiores, um ta incluso, estou com um pouco de receio, dizem que é perigoso… o meu dentista perguntou se eu tinha diabetes, hipertensão, fiz os exames hoje e a minha pressão esta normal, a minha glicose tava em 105 (em jejum)… é normal o meu dentista ter feito essas perguntas?

    • Sem dúvida, Emerson! O seu dentista precisa saber como está a sua saúde justamente pra não colocar você numa situação de risco. Com base nos exames e nas perguntas que ele fez, ele terá como conduzir da melhor forma as suas extrações. Fique tranquilo, você está em boas mãos.

      • Obrigado Dra. pela resposta, agora estou um pouco mais aliviado, agora estou com um pouco de medo por causa da minha glicose que deu 105 (em jejum), tenho 18 anos… :)

        • É, está um pouco acima do ideal (que seria até 100), mas não quer dizer que você tenha diabetes. Seria bom consultar um médico (endocrinologista) pra ver se será preciso tomar alguma medicação e/ou fazer dieta. Mas fique tranquilo, embora não-ideal, esse valor não é “assustador”. ;)

  56. Dra., extrai um siso e ta tudo bem, não sinto dor… só que o Dentista me recomendou uma receita de um remédio chamado Spidufen 600, ja fazem dois dias que to tomando, preciso tomar tudo? Ou só se tiver doendo, porque não to sentindo dor não… :)

    • Emerson, é provável que não esteja doendo justamente porque você está tomando o remédio. Mas se você quiser tentar parar, pode. Se doer, você volta a tomar.

  57. Bom dia ! Achei seu blog ótimo, muito bem direcionado, parabéns!!
    Gostaria de tirar uma duvida, extrai o siso inferior e superior do lado direito no dia 04/12/2013, meu rosto ficou muito inchado e até hoje dia 13/12/2013 ainda esta um pouquinho inchado, o ponto da cirurgia foi retirado ontem, minha duvida é porque estou com um pouco de dificuldade de abrir a boca, ela abre normalmente mas qdo preciso abrir ela muito (como por exemplo na hora de tirar os pontos ou para bocejar), quando forço para ela abrir mais, sinto que tem um ponto (local que ainda esta um pouco inchado) que puxa, prende e não permite essa abertura, até doi um pouco se eu forçar, e a impressão q eu tenho é que se eu forçar muito irá arrebentar alguma coisa.
    Gostaria de saber se esse inchaço ainda é normal e essa dificuldade ao abrir a boca também ou se devo procurar novamente a dentista para ela dar uma olhada, ressaltando que ontem qdo retirei os pontos fui atendida por uma enfermeira e não a dentista que extraiu os dentes, e ela notou o inchaço e a dificuldade, mas disse que era normal.

    • Essa dificuldade de abrir a boca se chama trismo, Luciana, e é um sintoma muito comum após a extração dos sisos. O motivo é próprio inchaço da região e da articulação da mandíbula, além de uma certa rigidez muscular. Mas a tendência é o problema ir diminuindo aos poucos, em alguns dias você já deve estar bem melhor, senão, já recuperada. Falo sobre isso mais especificamente aqui: http://medodedentista.com.br/2012/10/sintomas-comuns-apos-a-extracao-dos-sisos.html

      E obrigada. ;)

  58. Tenho 15 anos, ja tenho um dente de siso td crescido, um em baixo q está pela metade, outro do outro lado crescido tbm, e um embaixo q está crescendo, so q ele não doi, nenhum deles doeu, o problema é q machuca a bochecha, rasga, e não consigo mais comer, to tento altas dores de cabeça, ja fui no dentista para ver o que eu poderia fazer pra não machucar mais, so q tdos falam pra eu ter paciência e esperar até q nasça ele tdo !! Não consigo mais esperar… dói muutttto!!
    Por favor, Dra, oq eu faço ?
    Obg pela a atenção !!

    • Francielle, pra não machucar mais o jeito é remover o que está machucando… ou seja: ou se extrai os dentes ou se faz um desgaste neles que evite que você continue mordendo as bochechas.

  59. Olá doutora, a minha dentista disse que vou extrair três dentes sisos, mesmo que não sinto nada de dor quando ele nascendo. Está certa ?

    • Não tenho como afirmar sem examinar você, Viviane. Ela explicou pra você o motivo dessas extrações? Mesmo sem dor, pode haver indicação de extração sim, depende do caso.

      • Tenho muito medo de arrancar os tres sisos. Será que corro o risco? Após arrancar, tenho que ficar em repouso. Quais os alimentos que não posso comer ? Tenho 28 dentes e vou arrancar os tres, sobrando 25 dentes. Preciso fazer implante dentario ?

        • Risco de quê? Você tem algum problema de saúde? Quanto à alimentação, não existem alimentos proibidos, é mais questão de bom senso, mesmo: evite alimentos muito quentes e muito duros / consistentes. Só pelo número de dentes não dá pra dizer se você precisa de implantes, é possível que não, depende do caso.

          • Não tenho problemas de saúde, é que tenho muito medo de arrancar e não sei se posso correr o risco. Vi em um site sobre uma menina de 13 anos morreu por causa de extração de siso.

          • Viviane, sempre haverá notícias sobre a morte de pessoas por causa de extrações dentárias (ou quaisquer outros motivos no consultório do dentista). Mas esses casos são raríssimos, exceções mesmo, e via de regra têm associação com algum outro tipo de problema que não se detectou antes do procedimento (doenças prévias que o paciente não revelou, associação de medicamentos, etc.) e também, por que não, “coincidências infelizes”. Esteja certa de que não é todo dia que isso acontece e, até por isso, é que vira notícia. Imagine se toda vez que um paciente morre num procedimento médico a notícia saísse no jornal? Não haveria outro assunto…

            Enfim, se você não tem outros problemas de saúde, não vejo razão pra preocupação.

  60. Olá, a dentista disse que vou extrair três dentes sisos. O problema é que coloquei o aparelho embaixo e deixou quatro dentes em total. Será que ela mudou de ideia ? A mulher que colocou o fio do aparelho não passou em unico dente, pois está torto demais. Está certa ou errada ?

    • Vera, difícil dizer se sua dentista mudou de ideia. Às vezes um ou outro dente fica sem bráquete por um tempo, e um dos motivos é realmente o fato dele estar muito torto. Mas basta conversar com ela e estou certa que ela vai explicar pra você o que pretende. Em ortodontia nem sempre as coisas são certas ou erradas, depende muito da movimentação dentária pretendida.

      • To usando o aparelho há um mês e alguns dias. Devo arrancar os sisos mesmo usando o aparelho ? Quando for tirar o aparelho, tem que fazer a limpeza dental ?

        • Vera, o momento de extrair os sisos, quando há indicação pra isso, depende da avaliação do seu dentista. Pode ser feito, sim, durante o tratamento ortodôntico. Da mesma forma, a necessidade de limpeza depende da “sujeira”, digamos assim. Às vezes é necessário, às vezes não, mas geralmente se faz (dada a dificuldade de higienização durante o período de uso do aparelho).

  61. Extrai os quatros sisos na segunda feira a tarde e até hoje (quinta) não consigo abrir a boca direito e está difícil para me alimentar e para fazer a higienização do local. Estou fazendo “bochechos” de periogard e uma solução de fluoreto de sódio a 0.05%, mas estou com medo de que não esteja sendo o suficiente para manter minha boca limpa. Minha boca não está com gosto ruim nem nada, mas sei lá, tenho medo de me dar carie por não estar conseguindo escovar os dentes. O dentista recomendou compressas quentes apos 48h para diminuir o inchaço (e está diminuindo) mas ainda não consigo abrir a boca direito. O que fazer? Posso tomar vapor de agua quente, com aqueles vaporizadores para bronquite, ao invés de fazer compressas?

    • Karla, os sintomas que você relata são bem comuns. A dificuldade de abrir a boca se chama “trismo”, é é resultado do inchaço e de certa rigidez muscular inerente a essa fase do pós-operatório, Procure massagear o rosto (você pode fazer isso durante as compressas). Pelo seu relato vai tudo dentro do esperado, é preciso ter um pouco de paciência, mesmo. Fique tranquila, você não vai ter uma cárie assim em pouco tempo, ainda mais se sempre teve bons hábitos de higiene. A compressa ainda é melhor do que vapor.

      • Muito obrigada pela atenção Dra. e parabéns pelo blog.
        Abração.

        • ;)

  62. Eu já fui a pelo menos uns quatro dentistas e mostrei os raio x que fiz dos dentes, todos dizem que é necessário eu arrancar os 4 dentes do siso que estão todos bem deitados, porém somente o único que me incomoda é o inferior direito que até já inchou, até ja marquei a cirurgia e estou com muito medo, ñ sei ainda se terei coragem de arrancar todos, pois só um incomoda, mas os dentistas que fui dizem ser necessário, será mesmo que é necessário arrancar sem doer todos?

    • Camilla, nem sempre um siso com indicação de extração dói. O motivo da necessidade pode ser outro, e se 4 dentistas afirmaram que é preciso, minha tendência é concordar com eles (não posso afirmar sem examinar você e ver a radiografia). Talvez você devesse começar pelo que está doendo, assim perde o medo e extrai os outros, também, de forma mais tranquila.

  63. Olá!

    Tenho uma duvida, meus sisos aparecem e somem, aparecem e somem, e não dói, agora de um tempo para cá ele está mordendo minha bochecha!
    Seria caso de extrair? Quanto é para extrair?

    • Paula, se há gengiva sobre os seus dentes, a higienização fica dificultada, o que pode levar a problemas gengivais e dentários. Isso e mais o fato de você estar mordendo a sua gengiva já indicam ou a extração ou a remoção dessa gengiva sobre os dentes… pra saber o que é mais indicado para o seu caso é preciso fazer uma avaliação com um dentista (assim como pra discutir valores, cada caso é um caso).

  64. Ana, parabéns pelo blog! Ana, eu uso aparelho ha algum tempo, meus dentes ja estao quase alinhados, falta apenas algumas coisas, porem tenho espaço na boca para que haja esse alinhamento, isso é fato. Mesmo assim minha dentista disse que terei de extrair os 4 pre molares, pq? Extracoes não são apenas para que haja espaço? O meu ja tem, então por que extrair?

    • Via de regra sim, Josepe: quando se extrai dentes é porque falta espaço. Sugiro que você converse com a sua dentista pra que ela justifique a necessidade dessas extrações, possivelmente há uma outra razão pra isso, talvez levando em conta o aspecto oclusal (do encaixe da mordida).

  65. Dra. Boa noite.

    Extrai meus 4 sisos na quinta passada e confesso que não foi fácil. Tive trismo, ainda tenho dificuldade de abrir a boca e com isso de falar, mesmo depois de uma semana.
    Minha preocupação é: sou magra, mas como realmente muito. Nesses 7 dias ja perdi aproximadamente 3kg e hoje foi o primeiro dia que ousei comer arroz (papado e amassado) e reparei com a escovação que um grãozinho havia entrado no buraco (PS: ja tirei os pontos ontem), consegui tirá-lo mas me preocupei ainda mais quando reparei que dentro do buraquinho, tipo em volta dele por dentro, tem uma massinha esbranquiçada. Pensei que fosse mais arroz, porem não é, não consigo remover nem cautelosamente com palitinho.
    A dentista havia dito que minha higienização estava ótima, tanto que todos os pontos estavam limpos na hora de tirar.
    Tenho feito bastante escovação e bochechos com periogard. Estou nervosa pela massinha branca. Será pus? Não sinto dor. E também não sinto mau halito.
    Li em uma página de perguntas na NET que provavelmente era em razão da cicatrização, se for, ótimo.

    Poderia me esclarecer?

    Att

    • Na ausência de outros sintomas, essa coloração esbranquiçada que a gengiva assume é por causa da cicatrização mesmo, Thaís. Pode ficar tranquila.

      • Muito obrigada.

  66. Oi, eu tenho 15 anos e uso aparelho ortodôntico, meu siso superior ainda não nasceu, mas o siso inferior começou a erupcionar (ha espaço para eles e eles estão na vertical, gostaria de mante-los), mas esta coberto pela gengiva (não infeccionou), se eu tirar a gengiva daria para prende-lo no aparelho, mas a dentista quer esperar eles nascerem sozinhos isso dobrará o tempo com o aparelho e tambem os honorarios dela.
    Na radiografia apareceu um quarto molar (supranumerico), ele esta bem no fundo do osso e longe dos outros dentes, eu quero tira-lo.

    Eu posso fazer uma cirurgia para tirar a gengiva de cima do siso inferior? (qual o nome da cirurgia?)

    É normal o siso inferior nascer antes que o superior ou eles deveriam nascer juntos?

    Eu posso fazer uma cirurgia para o siso superior crescer mais rapido? (qual o nome da cirurgia?)

    Tem como tirar o quarto molar?

    Eu devo tirar o quarto molar?

    Se eu não tirar o quarto molar ele ira nascer ou ficara preso no meio do osso?

    O quarto molar pode nascer e causar algum problema?

    Seu consultorio fica em Curitiba? Qual o endereço?

    • Murilo, vamos lá!

      Sim, e essa cirurgia se chama “gengivectomia”.

      Sim, é normal que os sisos superiores e inferiores nasçam em épocas diferentes, não há problema.

      Não, não há uma cirurgia específica pra que o siso nasça antes. Existe uma técnica chamada “tracionamento”, pra “puxar” um dente pra fora da gengiva quando ele está impactado… mas se o dente tem possibilidade de sair sozinho, essa técnica não se aplica.

      Sim, é possível extrair o quarto molar.

      Sim, há indicação pra extração de dentes inclusos e sem possibilidade de irrupção normal. Mas se você deve extrair, depende da avaliação do seu dentista quanto à necessidade.

      Provavelmente o quarto molar ficará dentro do osso (incluso), não deve haver espaço pra ele nascer.

      Se ele nascer, tudo bem. Mas é improvável.

      Sim, eu atendo em Curitiba. Mas não trabalho com cirurgia e no momento estou em licença maternidade. :)

  67. Dra, a dentista falou que eu tenho que extrair o ciso, porque ele pode me dar problema e ele tambem esta com carie, so que nao sinto nada, so uma vez quando machucou a gengiva. Agora a gengiva que fica do lado dele esta vermelha e inchada, mas ainda nao sinto dor, sera q ele vai comecar a doer e é melhor arrancar logo? De vez em quando ele da um pontada, mas nao chega a doer.

    • Braz, se há indicação de extração e o dente ainda não dói, melhor extrair antes que doa.

  68. Boa noite,
    Minha esposa fez a extração de um siso bem complicado, o dentista me disse que sobrou 2 pontinhas da raiz, e disse que não tem nenhum problema e nem trará problemas futuros. Posso ficar despreocupado? Ele quer evitar arranca-los pois esse pedacinho está bem próximo do nervo.
    Obrigado.

    • Mateus, podem ficar despreocupados, sim. É bom acompanhar por um tempo, mas se os fragmentos estão próximos dos nervo, o mais prudente é não mexer mesmo.

  69. Boa tarde Dra,
    Removi 3 dentes do siso, faz 1 mês (1 em cima bem tranquilo, 2 embaixo que estavam inclusos), com um buco maxilo facial.
    Já não sinto qualquer tipo de dor no local.
    Nos buracos que ficaram, via que acumulava sujeira, pois a escova não conseguia alcançar.
    Com a ajuda de um palito de dentes, eu removo a sujeira após a escovação (não sei se isso é correto), juntamente com vários enxágues.
    Um dos buracos deixados pelo siso, percebo que está com muito mau cheiro.
    Com a ajuda de uma lanterna, observei que parecia ter uma pontinha do siso que foi extraído. Empurrei com o palito e vi estar bem sólido, aparentando ser um osso.
    Pode ser isso a causa do mau cheiro ? É prejudicial deixar ali ou procuro novamente o cirurgião ?
    Muito obrigado, seu blog é muito bom e de grande ajuda para nós leigos nessa área.

    • Henrique, não deve ser um pedaço do dente, mas o osso da sua mandíbula mesmo, que ficou mais “pontudo” nessa região. A tendência é, com a cicatrização da gengiva, essa ponta sumir. Quanto à higienização, sugiro que você não use palito de dente, pois pode se ferir. O ideal é usar um enxaguante bucal, ou água mesmo, pra eliminar os resíduos alimentares no “buraco”. Uma seringa (sem agulha) pode ajudar você nessa tarefa.

  70. Ola Dra,
    Removi um siso inferior esquerdo semana passada, hj faz 6 dias. Observação que todos os meus sisos ja nasceram, só que esse estava inclinado horizontalmente, e precisei tira-lo. Ainda estou me recuperando da cirurgia, foi realmente complicada pois o siso estava deitado e só uma parte estava sobre a superfície da gengiva. Gostaria de saber se eu preciso arrancar o siso superior do mesmo lado desse, pois andei pesquisando e haviam sugestões de que era bom arrancar os 2 sisos, pois arrancando só um o outro siso poderia continuar crescendo até chegar a gengiva e machucar ela.. mesmo não crescendo, corro esse perigo do siso superior machucar a gengiva? Obrigado!

    • Bruno, sim, quando se extrai um dente pode haver indicação da extração do seu antagonista (o dente correspondente a ele no arco oposto). Mas eu não diria que a extração é obrigatória, talvez seja o caso apenas do dentista avaliar e acompanhar periodicamente.

  71. Dra,
    Primeiramente obg pela a ajuda.
    Extrai um dente siso com um pouco de pus, pois não agüentava de tanta dor, porém a dor não passa e estou a base de analgésico apenas para aliviar.
    O que posso fazer ou tomar pra acabar com essa dor?
    Arranquei tem 2 dias, e estou tomando dipirona e tetraciclina.

    • Vânia, pode ser alveolite (a inflamação / infecção do alvéolo, “buraco” onde estava o dente). Procure seu dentista pra verificar se é necessário algum procedimento e, se preciso, mudar a medicação analgésica.

  72. Oi tudo bom? Eu tenho indicacao de retirada dos dois sisos superiores. Estou sentindo um incomodo na boca o que pode ser? Sera que realmente a retirada sempre sera obrigatoria? Nao tenho os sisos de baixo.

  73. Olá Dra,
    Gostaria de tirar um dúvida que está me atormentando! Quais são as consequências quando ocorre a parestesia? É somente a sensação de dormência na boca ou pode afetar a estética do rosto, deixando a boca torta ou algo do tipo (esse é meu maior medo)?
    Tenho 19 anos, fui ao dentista e ele disse que tenho que tirar os 4 dentes. Porém ele me alertou sobre o risco de parestesia, ainda que pequeno, no dente inferior esquerdo, já que ele está inclinado (se não me engano ele disse incluso e impactado mas não tenho certeza), e ele me mostrou no raio x e explicou que o meu nervo ao invés de começar junto com o dente como a maioria das pessoas, começa um pouco para trás do dente (algo assim, não sei explicar bem, rs). Ele disse que devido a localização do meu nervo existe o risco de parestesia, mas ele disse que é muito pequeno e que ele me aconselha a fazer uma tomografia ortodontica (acho que é isso), pois assim ele terá uma melhor noção da localização do nervo quando for fazer a extração. Ele disse que acha que a melhor solução é retirar o dente, pois com o tempo esse dente pode apontar apenas um pouco para fora, e correrei riscos de inflamação ou infecção.
    As minhas principais dúvidas são:
    No caso da ocorrência de parestesia é afetada a estética do rosto? (deixa a boca torta?)
    Caso eu não retire este dente as consequências serão piores? (tenho um pouco de incomodo as vezes, uma dorzinha chata, mas muito esporádica, apenas de vez em quando.)
    Também queria saber se o risco de parestesia nesse caso é tao pequeno quanto o dentista me disse? Ou se é algo comum?

    Obrigada desde já!! E desculpe o tamanho do texto… :)

    • Isadora, não, a parestesia afeta apenas a forma como um nervo sensitivo responde ao estímulos. Claro, pode acontecer também de um nervo com componente motor – o nervo facial, por exemplo – ser atingido e causar “boca torta”, mas não é um risco no seu caso. A chance de parestesia está mais relacionada com a intimidade entre o dente e o nervo, a posição do dente, em si, não interfere muito. Pelo que percebi, a chance de parestesia, no seu caso, é pequena, talvez um pouco maior do que a de qualquer extração dentária na região. Seu dentista informou você sobre a possibilidade por uma questão de protocolo e de transparência. Se você não remover o dente pode vir a se incomodar com ele, mas essa é uma possibilidade, não uma certeza.

  74. Bom dia… Doutora, extraí meus 4 sisos tem 3 semanas, ocorreu tudo bem, mas ontém começou a apontar algo na minha gengiva inferior, lado esquerdo (exatamente na base de onde foi retirado o dente), não sei o que é, mas está furando a minha lingua, está bem afiado e incomoda muito, o que pode ser? Os 4 sisos sairam inteiros e não quebraram. Estou preocupada com isso… agradeço a ajuda.

    • Michele, provavelmente é uma espícula óssea, um pedacinho solto de osso. Seu organismo está tentando expulsá-lo, às vezes consegue, às vezes não. Quando não, é preciso o dentista intervir. Procure seu dentista e relate o problema.

  75. Olá doutora, tenho uma grande preocupação, meus dentes de siso de baixo nasceram deitados e fiquei bastante preocupada com o que vc disse sobre o possível cisto e o tumor, meu dentista também me falou a respeito mas n deu detalhes, fiquei com muito medo, pois nao queria fazer a cirurgia, mas será preciso mesmo ou ha outra solução?

    • Marina, eles nasceram ou estão deitados ainda dentro da gengiva? Suponha que seja a segunda situação. A chance de um dente incluso originar um cisto existe, mas é bem baixa. Eu acho, sinceramente, que você não precisa ficar muito preocupada com isso. Existem outras coisas mais importantes a serem analisadas pra determinar se a extração dos seus sisos será um benefício pra você, como dor, possibilidade de infecção, dificuldade de higienização, possibilidade de reabsorção da raiz do segundo molar, etc.. Se existe um ou mais fatores como os que citei, há indicação da extração dos seus sisos. Converse com o seu dentista.

  76. Muito Bom Dia, Dra. Achei otimo esse post. Eu tenho um dente do siso que começou a crescer ha 4 anos atrás, na epoca lembro que doeu, porém estava proximo de me casar e não fui atrás da extração. Hoje após 4 anos que fui no dentista ele me indicou a extração, porém esse dente esta deitado, mas não doi e também não há carie no mesmo. Somente há uma parte da gengiva por cima dele. Eu tenho muito medo de retira-lo, pois em 2 dentistas que fui eles falam que não tiram esse dente e me indicam outro profissional… ou seja eles demonstram medo como se fosse complicadíssimo retira-lo. rs O que fazer? Eu tenho mesmo que tira-lo?

    • Não é medo, Camila… é que alguns dentistas trabalham com cirurgia / extrações e outros não, por isso o encaminhamento. Na faculdade a gente faz de tudo um pouco, cirurgias, tratamentos de canal, restaurações, etc., mas é natural que depois de formados tenhamos preferências – ou nos especializemos – em procedimentos específicos. Enfim… não posso afirmar que você precisa realmente extrair seu dente, mas se 2 dentistas viram necessidade, minha tendência é achar que sim.

  77. Dra., tenho 4 sisos inclusos impactados e um esta próximo ao nervo. Gostaria de saber se é arriscado ocorrer parestesia e se ocorrer tem como reverter? Tenho 31 anos. Obrigada.

  78. Preciso extrair meus 4 sisos… Extrai 2 do lado esquerdo ontem… O inferior estava deitado, e deu um pouco de trabalho p retirar… Daí hoje ainda minha boca está como se estivesse com efeito da anestesia, n sinto nada. Estou preocupada pq eu li q demora mto p voltar o normal… Isso é verdade? Qto tempo vc acha q deve voltar ao normal?

    • Pode demorar sim, Etyane. Geralmente leva poucos dias – que é o tempo de “desinchar” -, mas pode levar semanas ou até meses. Cada caso é um caso.

  79. Ola doutora, tenho os meu 4 cisos ainda, o dentista perguntou se eu sentia dor, como nao sinto dor ele nao sugeriu extraçao, como os dentes sao bem la atras sao dificeis de higienizar, meu dentista disse q tem uma carie e que é necessario só uma limpeza e talvez botar uma massinha, eles podem me incomodar posteriormente ? Obg.

    • Podem, Edivane. Como qualquer outro dente pode incomodar um dia.

  80. Ola doutora, eu tenho um certo problema, meus sisos não saíram pq na minha boca não tem espaço para eles, o que seria melhor para fazer, extrair os da frente deles ou fazer as cirurgias pra tira-los de dentro da gengiva? As vezes a gengiva fica muito inchada e doi bastante, da febre e dor de cabeça, o que fazer ?

    • Alexsandro, se os dentes à frente deles (os segundos molares) estiverem bons, o melhor é extrair os sisos de dentro da gengiva. Procure um dentista pra avaliar.

  81. Dra. Ana,
    Meus quatro dentes nasceram, a dentista que sempre vou disse que não preciso extrair eles, apenas se eu quisesse para prevenir por causa da higiene, optei por cuidar bem deles e conservar eles onde estão. Porem tive que fazer uma avaliação em outro dentista para fazer um laudo de uma panorâmica para um concurso, e o dentista colocou no laudo que tenho que fazer a extração, junto com o laudo já veio o orçamento, ele colocou até o clareamento junto, fica complicado acreditar em alguns profissionais. Minha dentista não pode assinar meu laudo por não ser especialista nisso.
    Agora não sei se procuro uma terceira opinião ou me submeto a cirurgia.

    • Cleo, até onde eu sei sua dentista não tem que ser especialista em cirurgia pra assinar o laudo (que não seria bem um laudo propriamente dito, mas uma declaração). O edital do concurso exige isso? Porque qualquer dentista pode, legalmente, fazer extração de sisos. Se você quiser procurar outra opinião, é um direito seu.

  82. Olá, estou usando aparelho faz 1 ano e 6 meses, tive que extrair meu quarto dente da parte de cima pois meus dentes eram pra frente, porem agora meus sisos estão nascendo e daqui 1 mês irei retirar meu aparelho, pois já finalizei o tratamento, com o crescimento dos sisos meus dentes podem voltar pra frente novamente?

  83. Olá doutora,
    Faz 2 semanas que retirei o dente de ciso de baixo do lado direito, levei 8 pontos, tirei eles ontem, mas 1 ponto ficou, o dentista falou que onde esse ponto esta ele ia ter que me dar anestesia e cortar um pedaço da gengiva, e ele me aconselhou a esperar que o tempo expulse o ponto. Eu corro algum risco esperando ele sair sozinho ?

    • Em princípio não, Priscila. Procure apenas manter o local limpo.

  84. Boa tarde.
    Coloquei aparelho ortodôntico há 29 dias. É possível extrair o siso (38) mesmo usando o aparelho? Após a extração será necessário providenciar uma nova documentação ortodôntica?

    • É possível sim, Carlos. Não, não é necessária nova documentação.

  85. Olá, doutora! Meus 4 sisos nasceram e meu dentista disse que não havia espaço para eles, foi feita a extração de 3 deles, pois o último só “deu as caras” há pouco tempo. Ele está pela metade, nascendo certinho e não me causa dor ou incômodo. Preciso mesmo extrai-lo?

    Obrigada!

    • Não necessariamente, Talita. É preciso verificar se a presença dele causa algum problema pra você (possibilidade de cárie e/ou problema gengival, dificuldade de higienização, etc.). Aí sim, haveria indicação de extração. Vale a avaliação do dentista.

  86. Obrigada, doutora! Fui ao dentista e ele disse que o dente está bem pequeno e que se não me incomoda, posso deixá-lo aí… Uma outra pergunta é: quanto tempo esse dente demora pra crescer totalmente? É que já faz meses que esse dente ta assim… Ou é possível que o dente do siso seja bem menorzinho que os outros e esse meu dente já tenha terminado de crescer?

    • É possível que ele pare por aí, sim. Depende do espaço disponível, da sua idade, etc..

  87. Tenho 21 anos. Ok, doutora! Muito obrigada!

    • É provável, então, que seu siso não “cresça” mais que isso.

  88. Olá, Dra.
    Extrai um dos meus sisos superiores hoje pela manhã. O dentista recomendou que eu tomasse 4 comprimidos de amoxicilina de 500 mg uma hora antes da cirurgia. Tomei os comprimidos, mas acho que estava tão nervosa com o procedimento que tive diarreia uns 20 min depois. Minha dúvida é se há chance de os comprimidos não terem feito efeito?
    Obrigada.

    • Pelo contrário, Jéssica… a diarreia costuma ser uma reação adversa do antibiótico. Certamente os comprimidos fizeram efeito.

  89. Boa tarde Dra. Ana, eu tenho 30 anos e extraí meu 3° inferior direito sexta (3), fiz na faculdade de odontologia da minha cidade, bem foi bastante complicado, pela hora que entrei e sai da sala de cirurgia penso que levou mais de duas hrs, devia ter sido os 2, mas justamente devido a dificuldade foi só esse mesmo, pois os dois estão inclusos e impactados, está sendo bem chato o pós, meu lado direito ficou inchado, e o afastador me machucou bastante, e estou com um pouco de trismo e parestesia, mas não penso ser tanto como alguns relatos que li, pois graças a Deus, na medida do possível, estou conseguindo higienizar a boca quase toda, inclusive minha língua, no local estou usando cotonetes, notei uma secreção pouquinho amarela próximo aos pontos, mas não acredito ser pus, pois não cheira mal, e eu não sinto dor, e o inchaço já está bem leve, enfim… mas apesar de todos os prós e contras, foi tudo bem traumático e eu confesso que estou morrendo de medo de tirar o esquerdo, não só pelo incomodo na hora da cirurgia (que atribuo ao afastador), isso é o mínimo, meu medo é que seja pior, também não tenho muita segurança na Dra., porque como disse é na faculdade, sei que estão se preparando da melhor forma, mas como é um caso mais complexo me sinto insegura, pois também está próximo ao nervo, mas realmente eu não conheço nenhum profissional experiente na área, enfim… também tenho medo de procurar um outro profissional e ser pior, pois na faculdade pelo menos os professores estão orientando, realmente estou confusa, me ajude Dra. Ana, o que eu faço? Desculpe pelo livro, também foi horrível ter que ficar sem falar.

    • Cristina, parece que, na medida do possível, está tudo bem. Considerando que a cirurgia foi longa, todos os sintomas que você descreve não são surpresa. Creio que você está em boas mãos, mesmo sendo em faculdade, é como você disse, os professores estão sempre por perto. E pela dificuldade da sua cirurgia desconfio que quem a realizou não foi aluno de graduação, mas de especialização, ou seja, dentista já formado. Enfim… coragem, só falta mais 1. :)

Comente ou pergunte!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>