Restauração ou Obturação?

Antigamente se usava o termo obturação para o ato de remover uma cárie e fechar o espaço resultante com um material odontológico. Ainda hoje muitas pessoas usam essa palavra.

Acredite... isso é uma restauração!

“Obturar”, segundo o dicionário, significa “fechar hermeticamente pela introdução ou aplicação de um corpo”. São sinônimos: obstruir, entupir, impedir a passagem de. Do ponto de vista etimológico, faz muito mais sentido usar o termo para o que os endodontistas fazem quando tratam um canal. Já expliquei todo o processo aqui no blog mas, fazendo um resuminho rápido, o que se faz é remover o que sobrou da polpa (nervo), limpar o canal do dente e preencher o conduto de forma a vedá-lo com um material que impeça a proliferação bacteriana. Ou seja: obstruir, entupir, impedir a passagem de bactérias. Sacou?

Atualmente entende-se que o termo mais adequado para o procedimento que descrevi no primeiro parágrafo é “restauração“. Porque a ideia não é vedar um espaço, e sim restaurar a forma e, consequentemente, a função de um dente. E como se restaura um dente? Como de costume, deixe-me tentar simplificar:

1. Primeiramente, remove-se a cárie, que é aquele tecido amolecido e contaminado que está dentro do buraco.

2. Limpa-se o local e avalia-se a necessidade de uma proteção pulpar, que é um material que se coloca entre o dente e a restauração para evitar que o que vem a seguir agrida o nervo do dente…

3. Considerando uma restauração de resina (da cor do dente), antes da restauração propriamente dita usam-se um ácido e um adesivo. Os dois materiais, assim como a própria resina, não são lá muito biocompatíveis (“amigos” de tecidos vivos). Por isso, quando a cárie é muito profunda, o melhor é usar uma proteção pulpar, como a citada.

4. Faz-se a restauração, objetivando preencher toda a região que foi destruída pela cárie. Também, a ideia é devolver ao dente a forma que ele tinha antes da cárie, pra que ele volte a ser útil na mastigação. Aí é que entra o talento do seu dentista…

Claro, nem sempre um dente que precisa ser restaurado está cariado. Há aqueles casos em que o problema é de ordem estética, como num dente da frente quebrado, na necessidade de se fechar um diastema. Mas o processo é, basicamente, o mesmo.

Agora você já sabe o que o dentista faz quando restaura um dente, e que o termo correto é restauração. Mas, não se preocupe muito com isso… se você disser obturação a gente entende também. O importante é que você compreenda que restaurar um dente é algo muito mais amplo do que tapar um buraco. :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

No Plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e administradora da OdontoPédia. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista Veja todos os posts de Ana Tokus

1 trackback

Prevenção, Diagnóstico e Tratamento 26 | Renata Pinheiro
17 de maio de 2011 às 10:14 am

313

  1. Olá Doutora, estou com um dente bem profundo, fui ao dentista e ela me falou que eu teria que fazer um tratamento de canal, mas nao sinto o dente doer, sera que poderia fazer uma obturação ou como se diz (restauração)? E tbm tenho outro dente que quebrou e tbm esta profundo, ela me falou que tinha que fazer extração, so que eu ja tenho uma (falta) de um dente do lado desse (do dente que tenho que extrair), sera que tem alguma chance de nao perder outro dente? DESDE JÁ AGRADEÇO PELA SUA ATENÇÃO !

    • Gabi, se sua dentista avaliou a necessidade de tratamento de canal, não dá pra restaurar o dente antes de fazer o tratamento de canal. Isso seria apenas “varrer a sujeira pra debaixo do tapete”, não resolveria a infecção que se instalou. Quanto ao outro dente, da mesma forma: não acho que sua dentista o condenaria à extração se houvesse outra possibilidade de tratamento.

  2. Doutora, restaurei meu dente ha 3 dias e desde o dia da restauração o local onde foi aplicada a resina está muito sensível, impossibilitando até a minha mastigação. Informei o meu dentista e ele disse que é normal, é só até o dente se acostumar com esse material. Mas por quanto tempo dura essa sensibilidade? Não aguento mais mastigar de um lado só da boca!

    • Eu não diria que é normal, Kaio… mas pode acontecer. Se essa sensibilidade não diminuir nos próximos dias e não sumir em até 30 dias, procure seu dentista pra reavaliar.

  3. Doutora, trocar obturações dói?

    • Adriana, via de regra, não. E se for uma restauração muito profunda, é possível usar anestesia.

      • Que bom doutora, estou criando coragem pra ir ao dentista, rsrs quando eu era criança e tive obturações e não entendia nem o que era a tal “estrelinha”, o dentista realizava a obturação em dentes que eu nem sabia se de fato estavam cariado e não dava nenhuma orientação educativa de prevenção, e eu na minha concepção fazia tudo direitinho… E por finalidade estética e autoestima queria muito realizar a troca por resina e algumas obturações são pequenas. Essa troca é feita do mesmo jeito que se restaura um dente cariado? A restauração anterior é retirada com a broca? Tenho trauma dessa broca! Que orientação a doutora me daria? Grata por sua resposta!!!

        • Sim Rakel, a troca é feita da mesma forma que é feita a restauração de um dente cariado, mas em vez de se desgastar a cárie, se desgasta restauração antiga. Com broca ;) . Se a questão estética for realmente importante pra você, e em se tratando de restaurações não-profundas, trocar suas restaurações que pode ser uma boa, sim.

  4. Gostaria de saber quanto custa um implante com parafuso na parte da frente e restaurar dois no fundo.

    • José Carlos, não há como sugerir um valor apenas com base na sua descrição. As variáveis são muitas… que tipo de implante? De que material será a prótese? Que tipo de restauração? Procure um dentista e faça uma avaliação.

  5. Oi Dra, tudo bom?
    Então, tenho 18 anos e fiz a minha primeira restauração recentemente, acho que tem uns 2 meses… Na verdade, era uma cárie bem pequena e o meu dentista fez uma restauração de resina. E nunca mais eu olhei meus dentes, porque é na arcada superior e é difícil de ver… Mas hoje bateu uma curiosidade e exatamente no local da restauração tem tipo uma cavidade, ou seja, acho que a resina caiu :O
    Para fazer uma nova restauração e tirar a resina que ficou ainda remove tecido dentário sadio ou apenas preenche o buraquinho? Tô super preocupada… Acho que até me arrependi de ter feito essa restauração, porque a cárie que eu tinha era bem pequena mesmo, só um pontinho, acho que eu até tinha condição de estacioná-la, porque tenho uma boa higienização… Eu fiz a restauração mais por precaução. E agora tô super preocupada de ele ter que fazer uma cavidade maior no meu dente e depois favorecer uma recidiva de cárie :'(

    • Ah, e uma situação como esta foi por irresponsabilidade do dentista? Ou mesmo que a técnica tenha sido boa, outro fator pode ter influenciado para que caísse?

      • Não dá pra colocar as coisas assim, existe uma série de fatores envolvidos. Restaurações muito pequenas podem se soltar mais facilmente que as de tamanho médio, por exemplo, porque por mais que a resina seja adesiva, uma cavidade maior é mais retentiva.

        • Entendi. Obrigada, Doutora… Me deixou mais tranquila :)

          • ;)

    • Sam, em princípio é só fazer a restauração de volta, sem necessidade de remoção de mais tecido dentário. Fique tranquila, o dentista sabe o que está fazendo e só remove o necessário. :)

  6. Muito obrigado pelas respostas Ana Tokus, e parabens pelo site, obrigado.

    • ;)

  7. Coloquei uma massinha permanente no meu dente que estava com carie, quanto tempo essa massinha vai durar no meu dente mais ou menos?

    • Depende de uma série de fatores, Vinicius: da boa técnica empregada na confecção, do material, dos seus hábitos alimentares e de higiene, etc.. Pode durar, 1 , 2, 5, 10 anos. Varia de pessoa pra pessoa.

  8. Meu dente estava com carie, a dentista abriu meu dente, limpou e depois fechou com uma massinha permanente, sera que esse dente pode voltar a doer?

    • Vinicius, poder, pode. Mas considerando o seu relato e neste momento não estiver doendo, não vejo razão.

  9. Doutora, fui ao dentista hoje e restaurei um pré molar que doia muito, fui dizendo pra ele baixar e ele foi baixando, mas parece que ficou muito baixo rsrs, ele consegue aumentar sem ter que fazer tudo de novo, só com o preenchimento da resina?

    O dente ainda dói, mas quando eu coloco água gelada ele melhora rápido, antes até com agua gelada doía.

    Estou tomando antibiótico.

    • Edson, talvez seja preciso algum desgaste, mas a boa notícia é que não é necessário fazer toda a restauração novamente. A má notícia é que quando a dor de um dente diminui ao entrar em contato com líquidos frios, é sinal de problema de canal. O normal é o contrário, que o dente fique sensível ao contato com o frio. Então, sugiro que você entre em contato com o seu dentista e relate esse sintoma.

  10. Doutora, fiz uma restauração nos dentes 16 e 17, e dias depois começou a doer, mastigando, com agua gelada, nem to me alimentando direito… fiz 4 rx e não acusou nada, ela disse que foi muito bem feita e que so havia colocado medicamento e que não era nada no dente e sim gengivite. Mas ao fazer outra restauração no outro lado da boca, começou a doer ao mastigar. O que fazer? O que sera? Obrigada!

    • Maria, em até 1 mês após a confecção de uma restauração, o dente pode ficar um pouco sensível, mesmo. Se passar – ou se já passou – disso, procure seu dentista pra reavaliar. Às vezes, mesmo o dentista fazendo tudo direitinho, o “nervo” do dente não reage bem, infelizmente. Mas a sua dor não é espontânea, o que é um bom sinal.

  11. Doutora, boa noite. Eu tenho convenio odontológico da interodonto e escolhi me tratar em uma clinica credenciada (não há rede própria). No primeiro atendimento a dentista dona da clinica me avaliou, e posteriormente me passou pra ser atendido por uma dentista que trabalha pra ela nessa clinica. Eu logo de cara não gostei do atendimento da segunda doutora, porque: ela desgastou meus dentes demais e ao inves de restaura-los com a mesma forma ou pelo menos próximo do que era, ela passou a resina e deixou meu dente liso. Me refiro aos dois dentes superiores que vem logo apos o canino, do lado direito. Esses dois dentes possuem originalmente, na parte que faz a mastigação, pontas e uma cavidade estreita. Pois é, ela fez de uma forma que o dente debaixo que ainda tem suas caracteristicas não consegue encostar nas laterais internas dos de cima, com isso perdi eficiencia na mastigação e a beleza natural de meus dentes. Suspendi o tratamento depois, é claro, de tentar me tratar com a dona da clinica, mas a doutora com receio de ser questionada pela patroa me pediu junto com a assistente, a que marca consultas, pra não falar nada. A pergunta é: há como moldar meu dente com a resina de modo a voltar a forma original ou o mais próximo possivel?? Em caso afirmativo, a sra tem algum colega que atende por esse convenio??? A sra atende por esse convenio??? Moro em São Paulo, na zona sul, mas se a sra me indicar colegas seus que sejam bons restauradores vou a qualquer canto de São Paulo. Já ia me esquecendo, me parece que ela não usou nada pra proteger a polpa do meu dente, como por ex ionomero de vidro e toda vez que mastigo algo de media dureza todos os dentes que ela mexeu doem. Obrigado e aguardo sua orientação, doutora, até mais.

    • Sim Getulio, é possível. Se o dente tinha determinada anatomia antes da restauração, pode ter a mesma depois (se isso for desejável). Eu não atendo por nenhum convênio, e não me vem à lembrança nenhum colega em São Paulo que atenda. Mas vou pensar um pouco melhor aqui, se eu lembrar de alguém eu envio o contato para o seu e-mail.

  12. Dra. Ana, estou tratando de um dente com cárie, minha dentista já removeu a cárie que era grande e colocou uma “massinha” branca no buraco que ficou pra depois eu voltar lá e fazer a restauração, só que hoje fui me escovar e essa massinha descolou inteira e o dente está “aberto”. Será que tem algum problema em ficar assim por mais ou menos uns 3 dias? Não sinto dor. Obrigada!

    • Monique, não é o ideal, mas se não dói, ok. Apenas não morda com esse dente, sem restauração ele fica frágil e pode quebrar.

  13. Ola, restaurei meu dente e ficou 3 pontinhos pretos, sera que o dentista nao limpou direito??

  14. Ana, tenho uma duvida, fui ao dentista fazer uma avaliação pois fazia muito tempo que não ia… ele me disse que eu tinha que fazer algumas faces mas que não eram caries… que eram desgastes nos dentes, ele só mexeu na parte da frente de cada dente, com meia hora fez 6 dentes, ficou áspero, sinto quando passo a língua… para falar a verdade não vi diferença nenhuma, será que isso tá certo??? Custa caro e ainda tem mais dentes para fazer!!!

    • Eliane, difícil dizer só pelo seu relato. Mas realmente, a cárie não é a única responsável pela necessidade de restaurações, pode ser outro tipo de perda de tecido (abfração, erosão, abrasão, etc.), também. Quanto à aspereza, é algo geralmente solucionável com um polimento. Converse com o seu dentista.

  15. Boa Tarde!!

    Recentemente fiz a extração do dente siso… (foi horrível…)
    E sei que tenho mais um dente siso superior, só que ele nasceu por completo (não esta impactado) e não doi. No entanto, ele esta cariado, posso pedir para fazer a restauração deste dente? Antes que a cárie fique mais profunda e no final… terá que extrair…

    • Semidia, se esse dente não tiver indicação de extração, sim, ele pode ser restaurado. A extração dos sisos não é obrigatória, cada caso é um caso.

  16. Boa noite, fui ao dentista pois comecei a sentir dor de uma hora para outra em um dente que foi restaurado ha mais de 10 anos, fiz raio-x e o primeiro dentista me disse que teria que fazer canal, porém o dentista responsável por esse procedimento só estaria lá dali 5 dias, com muita dor fui em outro dentista, fiz outro raio x e ele disse que ainda não era o caso de canal, que apesar de funda a cárie ela ainda não tinha atingido o nervo, fiz um tal de capeamento e tudo ok… em seguida aproveitei a ida até o consultório e fiz uma revisão geral, e troquei uma antiga restauração por outra pois queria da cor do dente, aí começa meu problema, esse dente nunca doeu e depois dessa bendita restauração, uma semana após, começou a doer tanto quanto o outro dente do capeamento, voltei lá, foi retirada a restauração, fiquei com curativo por 1 semana e novamente voltei e ele resolveu fazer capeamento nesse dente também, porém esse dente não pára de doer, não creio que seja caso de canal porque esta muito distante do nervo, o q pode ser? Semana que vem vou voltar no dentista, mas meu medo é mexer tanto nele a ponto de chegar mto próximo do nervo e aí sim acabar em canal.

    • Manuele, que bom que, no primeiro caso, o capeamento resolveu. No segundo caso, parece que essa estratégia não está dando certo. Mesmo que a restauração não esteja muito próxima do canal, a possibilidade de tratamento de canal existe… depende de como seu organismo reage. É preciso observar nos próximos dias: se a dor não diminuir ou até aumentar, principalmente de forma espontânea, será caso pra tratamento de canal. Não é o fato do dentista “mexer demais”, em si, que leva ao tratamento de canal, mas o comportamento do “nervo” do seu dente frente a um estímulo externo.

  17. Oi dra., fiz um canal ja faz um ano e meio… mas ainda sinto o meu dente dolorido e isso ja esta me incomodando… voltei ao dentista no qual fiz o canal… ele tirou uma radiografia do dente e disse q nao tem nd… mas como nao tem se sinto meu dente dolorido… gostaria de saber dra., sera q vou ter q fazer o canal novamente ou pode ser uma acessibilidade no meu dente…?
    Obrigada e bjus.

  18. Oi Dra, boa tarde!

    Estava pesquisando no Google sobre restaurações/obturações e acabei caindo aqui rsrs.
    Hoje fiz uma, e meu dr disse que não precisaria de anestesia pois eram rasinhas e que não ia doer, confiante lá fui eu realizar o procedimento (nunca tinha feito)… QUASE MORRI! Mas que dor foi aquela, doeu muito mesmo, fiz 2 hoje, e terça que vem terei que fazer mais 2, estou com muito medo pois não sei se peço para dar anestesia pois falam que dói muito também. Preciso de uma opinião sua doutora, o que eu posso optar que seja “menos pior”?

    Obrigadinha ;**

    • Anestesia COM CERTEZA, Natalia. Peça ao seu dentista. Nada justifica ficar “aguentando” a dor. Assim você fica mais confortável e seu dentista pode trabalhar tranquilo, também.

  19. Olá,

    Doutora, fiz obturações com luz halógena.

    Fiz um bom negócio?

    Quanto tempo dura?

    Não queria voltar tão cedo no dentista :/

    • Marta, acho que fez sim! Claro, não conheço os detalhes do caso, mas creio que as restaurações com luz halógena que você fez são as de resina fotopolimerizável. E atualmente há resinas compostas excelentes no mercado. Então, acho que você não precisa se preocupar.

  20. Troquei a massinha do dente porque era preta, coloquei a branca agora ta doendo, sera q vai dar canal?

    • É uma possibilidade, Alex. Mas certa sensibilidade é comum após a confecção / troca de uma restauração. É preciso aguardar e ver como o “nervo” do seu dente vai reagir.

  21. Doutora, fui a dentista pois estava sentindo dor em um dente ao tomar agua gelada, a medica falou que havia uma retração da gengiva e que a raiz tava exposta, ai ela colocou resina. No entanto ao chegar vem casa percebi que a gengiva deste dente esta um pouco engilhada e doendo, essa pele da gengiva saiu e ela esta muito dolorida, estou colocando a pomada Omcilon, o que pode ter ocorrido ? O acido pode ter queimado minha gengiva??

    • Lívia, o ácido usado na restauração não é forte ao ponto de queimar a gengiva. Mas, sim, pode ter havido alguma reação local. Se a restauração foi feita usando isolamento absoluto (aquela borracha azul presa ao dente com um grampo), a gengiva pode estar enrugada / sensível por causa disso. De qualquer forma: me parece algo passageiro… se não normalizar, procure sua dentista pra avaliar.

  22. Doutora, boa noite! Umas da minhas restaurações de um dos dentes da frente caiu, gostaria de saber se sera necessário motorzinho pra tirar alguma cárie antes de colocar a restauração? Isso já tem 2 semanas, e um dos molares estava com obturação e quebrou um pedaço no começo do ano, sera necessário o uso do motorzinho TB pra tirar o resto de obturação? Obrigada.

    • Joceleni, se houver cárie, será necessário o “motorzinho”, sim. Se não houver e a cavidade estiver limpa, talvez não precise. No caso do outro dente em que há um resto de restauração, certamente será preciso, pra removê-lo.

  23. Bom dia. Estou com duas caries, a dentista disse que são pequenas. Meu medo se resume a uma coisa: ANESTESIA. Odeio agulhas. Morro de medo na verdade, é um trauma. Será que vou precisar tomar para restaurar?

    • Shayanne, se são cárie pequenas, provavelmente não será necessário anestesia. Mas tenha em mente que a agulha gengival é diferente daquelas de injeção, é bem fininha e flexível. Se for preciso anestesiar, vai ser tranquilo e você vai poder fazer as restaurações sem medo de sentir dor.

      • Muito obrigada pela atenção Drª! :D

  24. Ola, meu dente da frente quebrou uns 80 % devido a um acidente, a minha duvida é: uma restauraçao com resina resolve ou vai ser feito outro procedimento?

  25. Uso aparelho ha três anos… estou 4 meses sem ir no dentista… agora meu siso começou a doer do nada quando eu como… não é todo dia… mas como nunca tive nada no dente, estou desesperada… pq estou desempregada! Quanto deve ser pra extrair o siso? E no UPA faz isso?

    • Rafaela, seu siso já terminou de nascer? Se sim, pode ser que na UPA eles façam, mas não é rotina. Ainda, pode ser que seu dente nem tenha indicação de extração. É preciso avaliar.

  26. Olá, tenho duas perguntas:
    1- tenho um dente restaurado há cerca de 3 anos que me incomoda muito, já fui em vários dentistas (tirei raio X e refiz a restauração) e todos disseram que o dente é saudável. Em certos períodos (geralmente com alguns meses de intervalo entre um período e outro) sinto uma dor que costuma ser forte e dura entre uma e duas semanas, a dor mais fraca é sempre constante e fica mais forte quando mastigo com o dente citado.

    O que pode ser isso?

    2- há aproximadamente 1 mês restaurei um dente, infelizmente ele continua doendo bastante, principalmente após mastigar. Fui ao dentista pois pensei que estivesse alta a restauração, mas não adiantou. O que devo fazer? O que o dentista deve fazer?

    Obrigado.

    • Rogerio, se o dente dói ele não está saudável. Só se a causa da dor não for dentária, mas aí nem é o dente que dói… é a dor de alguma outra região que está irradiando para o dente. Quanto ao dente recém-restaurado, se ele dói de forma espontânea (não só ao mastigar), é preciso reavaliar… toda restauração tem potencial de “irritar” o “nervo” do dente e, quando isso acontece, às vezes é preciso até remover a restauração e ficar com um curativo por algum tempo, até o problema regredir. E quando não regride, pode ser caso de canal. Enfim, procure seu dentista pra verificar.

  27. Prezada Dra. Ana.
    Sendo criança tive uma queda traumatica que me afetou permanentemente para o resto da vida. Os meus dentes de leite da frente quebraram e alteraram o formato dos definitivos, os quais não chegaram a emergir. Passou o tempo e eu suava frio cada vez que tinha agendada visita ao dentista. A sala do dentista da epoca era, para os meus olhos, uma verdadeira sala de torturas. E não posso dizer que superei o medo, so que a minha situação chegou a um quadro deplorável. Durante anos fiquei aguardando juntar dinheiro e que as tecnicas de implante avançassem. A minha pergunta concreta é: você tem acompanhado as técnicas de BMP?
    Muito grato e a parabenizo pelo seu blog tão esclarecedor!!! Pena que na minha época (25 anos atrás) não tivesse acesso a informações que amenizassem o meu pânico
    Fernando

    • Não é muito a minha área, Fernando, o uso da proteína morfogenética óssea (BMP) é mais da especialidade da periodontia. A técnica de regeneração dos tecidos periodontais surgiu na década de 1980, e parece trazer resultados, por enquanto, apenas para defeitos ósseos verticais. Portanto, tem aplicação BEM específica. Se você não tiver problema nos tecidos de suporte dos dentes (osso e gengiva), a BMP não ajuda (e mesmo tendo, depende do caso). Me parece que a sua queixa tem mais a ver com dentística restauradora ou prótese. Procure um especialista em estética / dentística e faça uma avaliação.

  28. Boa tarde,
    Tenho uma restauração de amalgama ja faz tempo, ela pode causar alergia? Eu ja tenho alergia a niquel.

    • É altamente improvável, Rose… ainda mais se você já a tem há tempos.

  29. Dra, muito obrigada por esclarecer minhas dúvidas, já estava preocupada em perder o tratamento, que bom que está tudo bem. Deus a abençoe,
    abraço.

    • ;)

  30. Ola, doutora.
    Fiz uma radiografia há três anos para retirar 4 dentes sisos, mas tinha lido o laudo, vem dizendo no laudo panorâmico digital que o aspecto radiográfico dental demonstra: dentes 18, 28, 38 e 48 impactados. Sugerimos realizar tomografia computadorizada volumétrica para localização mais detalhada.
    Radiopacidade compatível com restaurações na coroa dos dentes 14, 16, 17, 24, 25, 36, 37, 46 e 47. Avaliar adaptações.
    Tratamento endodôntico no dente 36, merecendo considerações clinicas e radiográfica periapical para avaliação final.
    Espessamento do espaço periodontal apical do dente 36, merecendo exame clínico e radiográfico periapical para avaliação mais detalhada.
    O aspecto do osso alveolar demostra: normalidade. Sugerimos análise de oclusão e avaliação do estado periodontal.

    Encontrei o laudo e fiquei muito preocupada, certo que faz 3 anos que fiz, será que a situação dos dentes está crítica, estou muito preocupada pois troquei minhas restaurações ha 1 mês, pois já fazia 7 anos que havia feito, até comentei se seria preciso fazer uma radiografia para ver a situação das restaurações, ela disse que depois de feitas as restaurações eu faria a radiografia, ainda não fui a dentista.
    Dra., se possível poderia me explicar o laudo, desculpe pelo texto longo, porque estou muito apreensiva, fiz as restaurações, sera que perdi o tratamento, era pra ser feito outro tipo de tratamento de acordo com o laudo, como é antiga a radiografia será que a situação dos dentes ta “feia”, tenho medo de perder meus dentes.
    Obrigada pela atenção, Deus a abençoe pelo lindo gesto de ajudar.
    Muito obrigada, até logo.

    • Viviane, a interpretação radiográfica apenas diz que você tem 4 sisos inclusos e sugere que o dentista avalie clinicamente se as restaurações citadas estão ok. No primeiro molar inferior esquerdo você tem um tratamento de canal. Ou seja: na descrição não há nada que chame atenção ou que revele, necessariamente, um problema. Certamente você não perdeu o tratamento, pode ficar tranquila. Se por acaso alguma das restaurações estava mal adaptada, já foi trocada. :)

  31. Ola doutora joia?
    Estou com uns 3 dentes cariados, e meu marido precisou fazer um canal ontem, a carie dele estava muito profunda, ele disse que doi muitooo!!! Estou com muito medo de ter que usar a anestesia e doer por causa do motorzinho, minha carie é pequena, e do meu marido era enorme! Sera que vai doer muito, estou c MUITO MEDO MESMO KK

    • Angel, primeiramente, o tratamento para cárie e o tratamento de canal são coisas bem diferentes. Em segundo lugar, quando a cárie não é muito profunda, ‘as vezes nem é necessário anestesia. Mas se precisar, tenha em mente que é justamente a anestesia que garante a ausência de dor. Fique tranquila.

  32. Olá doutora!
    Na minha última visita ao dentista eu realizei duas restaurações de dentes localizados na parte da frente da boca que haviam quebrado. Uma das tais restaurações caiu em menos de 15 dias após ter sido realizada. O meu dentista me aconselhou a não roer unhas, a não morder outras pessoas e nem a tampas de canetas. Segui tais conselhos e mesmo assim a restauração caiu… isso é normal em tão pouco tempo? A restauração feita foi a de resina.

    Desde já agradeço.

    • Gabrielle, restaurações de dentes anteriores, principalmente na parte incisal (“ponta”) desses dentes, são bastante complicadas. Isso porque essa é uma região muito exigida, e se o seu dentista já aconselhou de antemão que você tivesse cuidado com o que morde, imagino que o caso seja esse. Dependendo do caso, se não houver retenção suficiente, é preciso pensar, talvez, em fazer uma faceta.

  33. Bom dia.

    Dra., minha situação é a seguinte, eu tenho medo de dentista, medo esse que fez com que ja passei muito tempo sem ir ao dentista, e como consequência estou com vários dentes prejudicados, inclusive provavelmente vai ser preciso fazer canal, minha pergunta é a seguinte: ha vários anos tenho habito de roer as unhas, e meu dente da frente desgastou, não sei se é consequencia disso ou porque quando durmo, ja me disseram que fico, tipo mordendo, não sei dizer a palavra, mas o fato é que ja desgastou tanto que esteticamente ficou horrivel, gostaria de saber se existe possibilidade de recupera-lo, são os dois da frente, e isso ja ta me atrapalhando muito, não consigo mastigar, percebo isso e percebo também que os dentes estão todos ficando ruins, existe solução, o tratamento é simples? Digo isso porque moro no interior e não na capital. Ta ruim, não consigo nem sorrir no meio do povo, to muito triste. Mas o medo de ir ao dentista e a vergonha de abrir a boca é grande demais.

    • Ivan, sem dúvida há como recuperar seus dentes desgastados, porém dificilmente com restauração direta. Por causa do hábito de ranger os dentes, restaurações diretas não resistiriam à força constante. Talvez facetas sejam a melhor opção, desde que se trate também o bruxismo (o nome do hábito). Compreendo o medo e a vergonha, mas tenha em mente que o dentista está lá pra ajudar. É preciso fazer uma avaliação das suas condições bucais pra se propor algum tratamento, que não necessariamente será complicado.

  34. Olá, Ana!

    Antes de mais nada, parabéns pelo seu blog! Também sou blogueiro e sei o trabalho que dá para manter um blog em plena atividade durante tantos anos!

    Cheguei até aqui a partir do Google, porque uma obturação (agora sei que posso chamar também de restauração, graças ao seu artigo) acaba de se soltar. O curioso é que faz “só” 25 anos que fiz essa obturação, quando elas ainda tinham um aspectos metálico.

    Amanhã mesmo irei à minha dentista para ver isso. Vou aproveitar e pedir para trocá-la por uma bonita como a imagem que ilustra este artigo! :-)

    Um abraço!

    • Obrigada pela visita, Adelson! Acompanho o Gerenciando Blog, já me ajudou bastante aqui! Fico feliz de poder ajudar de alguma forma, também. Pois é, as restaurações de amálgama (metálicas), quando tudo dá certo, podem durar a vida toda. Hoje em dia elas estão em desuso pela questão estética, mas funcionalmente, em dentes posteriores, são excelentes. Abraço!

  35. Nao entendo como nao temos evolucao na area da anestesia odontologica, desde que eu me imagino indo pela primeira ao dentista é um sufoco. O castigo é o mesmo, o barulho das brocas não mudam, é coisa de louco. A Odonto já me apaixonou como tambem me afastou. Fui poucas vezes a SP e tao bom, tem festa para todos os gostos. Quero voltar mas tenho medo, nao que aqui nao esteja dificil, mas estamos combinando criar um grupo para cuidar do bairro. Nada a ver com o q o corre no Rio. Vamos cuidar do nosso espaco.
    Nosso maior problema sao os viciados, vamos cobrar dele, chega de lero lero.
    Alias vcs sabem como chama o nosso governador, é o Colombo Lero, só fala, divulguem.

  36. Olá doutora, boa tarde. Fiz um canal em apenas uma sessão, e já vou fazer uma uma restauração, minha pergunta é: se um canal é feito em só uma consulta e em quantas Sessóes e feita uma restauração? Obrigada!

    • Claudia, sim, é possível tratar um canal em apenas uma sessão. A restauração direta (aquela que o dentista faz em consultório) é feita em sessão única.

  37. Olá Dra. Ana

    A dentista me disse que preciso fazer raspagem na boca toda e ficará R$ 800,00 não estou entendendo porque minha gengiva não está vermelha, inchada e sangrando, está normal rosada e faço uma boa higiene na minha boca, raspagem não é quando os dentes estão visivelmente com manchas amarelas grudadas e a gengiva vermelha inchada sangrando?
    Desde já agradeço a resposta.
    Obrigada!

    • Raquel, é mais ou menos isso, sim. Não tenho como afirmar (ou negar) se você precisa de raspagem mesmo, mas esse tipo de procedimento se faz necessário quando há tártaro por baixo da gengiva, mesmo que a gengiva não esteja inchada ou sangrante (embora esses sejam sintomas comuns).

  38. Doutora, fiz uma restauração há cerca de 1 ano e meio, e durante um mês após o procedimento o dente continuava doendo, mas parou, hj fui comer e o dente quebrou, e estou sentindo, mta mta mta dor, fui a um dentista, ele me passou medicação, paracetamol e nimesulida, mas a dor permanece, em algumas posições ela alivia bastante, em outras sinto uma pressão dentro do dente que é insuportável, meu ouvido também doi, a dentista disse que é canal, mas não fez raio x pra confirmar, será isso mesmo? E se for canal, a restauração feita há um ano e meio atrás, piorou a situação, ou seja deveria ter sido feito logo um canal?

    • Elis, parece que será necessário tratar o canal mesmo. Mesmo sem radiografia, pelos seus sintomas, é possível sua dentista afirmar isso. Não dá pra dizer que a necessidade de canal tenha alguma coisa a ver com a restauração que você fez há mais de 1 ano, ainda mais se o dente, agora, sofreu uma fatura.

  39. Boa noite, gostaria de saber porque a resina é contra indicada para pacientes que tem alto indice de carie?

    • Jessica, não é que a resina seja contraindicada, é que se o paciente tem alto índice de cáries é porque a higienização dele deve ser deficiente, e restaurações de resina sofrem mais com infiltrações do que as de amálgama (metálicas) – na verdade a vedação marginal das restaurações de resina piora com o tempo, já a vedação marginal das de amálgama até melhora -, então se a escovação da pessoa não é boa, a chance de ter problemas é menor se a restauração for de amálgama. Mas isso varia, é claro, cada caso é um caso.

  40. Bom dia, ontem fiz tratamento de canal porque alegadamente tinha uma cárie muito extensa. A questão é que eu vou regularmente ao dentista, de 4 em 4 meses, pois uso aparelho ortodontico. A minha questão é, se a minha cárie estava tão desenvolvida ao ponto de ser necessário fazer a desvitalização, não deveria haver vestigios da mesma quando fui ao dentista em janeiro (ultima vez que fui la sem contar com ontem) que ele devesse ter visto? Obrigada.

    • Imagina-se que sim, Joana. Porém, em alguns casos, mesmo cáries grandes são difíceis de serem diagnosticadas sem auxílio de exames de imagem, pois ficam “internas” (grandes na parte interna do dente e pequenas olhando por fora). Tem um texto que fala sobre isso aqui –> http://medodedentista.com.br/2012/11/como-a-carie-invade-o-dente.html

      Enfim: sim, seu dentista deveria ter visto, mas se não foi feita nenhuma radiografia nesse período e você não apresentou nenhum sintoma, ficou mais difícil de diagnosticar a cárie.

  41. Olá, hoje de manhã fiz tratamento de canal mas vim para casa e quando passei com a lingua no dente sinto ainda um buraco e so uma pequena pelicula de massa, nada duro. Daqui uma semana vou lá por ordem do dentista. Será que ele ainda vai continuar o canal ou será que simplesmente não colocou a reparação definitiva? Agradeço desde já a atenção. Saudaçoes cordiais.

    • Fabio, as duas coisas são possíveis, não dá pra ter certeza só pela sua descrição. Ou o tratamento foi finalizado e o dente ainda não restaurado, ou o tratamento de canal ainda precisa ser finalizado e, posteriormente, o dente restaurado. Só seu dentista pode confirmar isso.

  42. Saudações, ontem de manhã fiz uma desvitalização num molar, e vou voltar ao dentista daqui a 10 dias. Por que será? E outra coisa, é que o dentista disse que iria sentir uma dorzinha nos primeiros dias, mas ja passou um dia e depois de a anestesia passar, ainda não senti dor nenhuma…

    • Andre, ou o tratamento de canal ainda não foi finalizado (às vezes leva mais de 1 sessão) ou o dente ainda não foi restaurado após o tratamento de canal. Pode ser, também, que o seu dentista apenas queira reavaliar daqui a 10 dias pra ver se está tudo ok. E bom pra você que não doeu, não é uma regra, é só uma possibilidade. ;)

  43. Oi Doutora Ana!
    Fiz uma restauração há 12 dias e meu dente ainda dói. A dentista que vou me atende desde sempre e nunca tive problemas, mas quando tive um canal tive de tratar com o dentista da minha mãe de emergência, pois minha dentista estava viajando e iria demorar muito pra voltar. O dentista disse que o canal provavelmente foi uma evolução de uma restauração mal feita mas muuuuito antiga, que fiz quando tinha uns 14 anos (tenho 23 agora). Dessa vez foi a primeira vez que continuei sentindo dor por longo período, as outras demoraram no máximo dois dias, mas esse dente não é o mesmo que tratei canal. Minha pergunta é a seguinte, será que ela pode ter cometido mesmo um erro há 8 anos atrás? (tratei o canal ano passado). E também queria saber se pode virar um “canal” essa nova restauração. Meu dente dói no centro, por dentro, quando mastigo ou quando cutuco ele meio forte pra “checar” se a dor está passando. Estou tomando nimesulida pois se não tomar meu dente fica latejando por horas depois que como. Também dói um pouco quando bebo água gelada.

    Ps, li muitas perguntas que você respondeu aqui no site mas confesso que são muitas e fui pulando várias, mas não sei se alguém relatou algum problema como o meu!

    Obrigado

    • Lucas, após uma restauração o dente pode ficar sensível por até uns 30 dias, sem que isso signifique problema. A dor que você relata não é espontânea, o que é um bom sinal, mas a possibilidade de um futuro tratamento de canal existe.

      Não dá pra afirmar que tenha havido erro por parte da sua dentista, até porque uma restauração mal feita não duraria 8 anos. O que ocorre é que restaurações se desgastam com o tempo, perdem adaptação, infiltram, isso pode acontecer.

  44. Oi doutora, td bem?
    Queria te fazer um pergunta, obturei meu dente, o dentista disse que a carie estava profunda, quase perto do nervo, dai ele limpou, retirou toda a carie, senti um pouco de dor na hora de mexer, dai ele disse se doesse muito outro dia ele ia me encaminhar para fazer canal, mas graças a Deus não doeu mais, tenho medo, tem hora que ele quer doer, sera que isso é normal e com o tempo passa?

    • Sim Gabriele, pode passar e não incomodar mais você. Se começar a doer de forma espontânea, procure seu dentista pra reavaliar.

  45. Olá, Doutora!

    Há 2 dias fiz uma obturação no 2º molar (esquerdo) da arcada inferior. Precisei fazer este procedimento para eliminar a cárie que ali estava. Então, após esses 2 dias, ainda sinto um certo incomodo no dente, não é dor, mas parece que ele está sensível. Gostaria de saber se isso é normal ou será que devo retornar ao dentista para relatar o que está acontecendo?

    • Igor, certa sensibilidade pode ser esperada até uns 30 dias após a confecção de uma restauração. A tendência é a dor diminuir e desaparecer, mas se persistir ou aumentar, procure seu dentista pra reavaliar.

  46. Olá, doutora.
    Estou com problemas, tenho apenas treze anos e alguns dentes cariados rs, bem, meus pais acham bobagem isso de dentista, então só fui uma vez quando era bem pequena… duas dessas caries estão profundas, e doem. Estou com medo de esse tal de canal… isso doi mesmo? Quanto custa? Você tem que pagar cada obturação / restauração? Ou tipo, cê paga a consulta e tals e ele já resolve tudo? E se tem cinco dentes cariados, todos doem e incomodam? Desde já agradeço, e peço desculpas por ser meio desinformada rs’

    Esqueci de perguntar se todas as pessoas podem tomar anestesia, ou tem gente “alergica” a isso?

    • Fran, não se desculpe… você não tem obrigação nenhuma de saber essas coisas, e eu tô aqui justamente pra responder esse tipo de pergunta. :)

      Vamos lá: se as suas cáries não atingiram o nervo do dente, não deve ser caso para tratamento de canal. Mas, se for, o tratamento de canal não dói, não… pelo contrário, é ele que faz o dente parar de doer. O dentista abre o dente, limpa por dentro e coloca um material pra vedá-lo. Só isso. Com relação a valores, é preciso avaliar, pois depende do dente, de quantos canais ele tem, da dificuldade do procedimento, do dentista que o executa, etc.. Sim, procedimento é pago em separado. Nem todo dente cariado dói / incomoda.

      Em princípio, toda pessoa pode tomar anestesia. Existe uma “lenda” muito grande em torno da anestesia do dentista, que faz as pessoas passarem mal, que dá alergia… mas isso não é verdade. O que acontece é que as pessoas ficam nervosas durante o atendimento e acabam passando mal, e isso às vezes acontece bem na hora da anestesia… mas não quer dizer que seja POR CAUSA da anestesia, entende? Claro que pode haver pessoas realmente alérgicas, mas nunca me deparei com um caso assim no consultório.

  47. Olá, Dra. Ana,
    Já tive de refazer 2 vezes um bloco que quebrou. Se trata de um dente molar, um pouco separado e acumula muitos resíduos de alimentos (faço a higiene com fio dental). Mas quando volto na dentista, ela diz que preciso fazer canal, mostra a radiografia, diz que a raiz está muito próxima?? E diz que a parte quebrada do dente está muito próxima da gengiva, por isso que o bloco não segura bem!
    Ela me recomendou para um profissional especialista em canal…
    Chegando no dentista especializado em canal, eu disse que não sentia dores nesse dente molar, somente incha a gengiva pela quantidade de comida que acumula em toda e qualquer alimentação… então resolvemos adiar o tratamento, achei bom por questões financeiras e por tentar salvar ao máximo o dente.
    Mas agora, esse dente que está com parte da obturação quebrada novamente, e também está com a gengiva inchada ao redor.
    Como e onde posso saber se, seria preciso canal ou um bloco novo?
    Ficarei muito grata pela orientação.
    Caso tenha algum profissional para recomendar, também agradeço.
    Abraço.
    Rio de Janeiro.

    • Deni, pela sua descrição e pelo “adiamento” proposto pelo especialista, me parece que o seu problema é mais gengival / periodontal do que endodôntico (canal). O bolo alimentar fica impactando na gengiva por causa da ausência de contato desse dente / bloco com o dente ao lado e causa dor / inchaço locais. Não posso afirmar se você precisa de um tratamento de canal apenas com base no seu relato, mas um bloco novo me parece necessário. Se o espaço para o bloco estiver muito próximo da gengiva, pode estar indicada uma pequena cirurgia chamada “aumento de coroa clínica”, que consiste em cortar um pedacinho de gengiva (e às vezes até remover um pouco de osso) ao redor do dente pra expor bem o término do dente e encaixar direitinho o bloco.

  48. Dra., amanhã vou fazer duas restaurações devido a duas caries, uma delas está um pouco “adiantada”, segundo meu dentista, e uma bem inicial, gostaria de saber se a que esta “adiantada” vai doer mais? Será preciso anestesia?

    • Joice, nenhuma das 2 é pra doer! Até porque o seu dentista, sabendo que se trata de uma restauração mais profunda, já deve aplicar a anestesia antes de qualquer coisa. E sim, cáries mais profundas tendem a causar dor ao serem removidas porque estão mais próximas do nervo do dente.

  49. Olá doutora Ana, fiz uma restauração há 5 dias, só que está doendo muito, principalmente a noite, será que é necessário fazer canal, vou retornar ao dentista amanha pra ela ver. Obs: meu dente tbm tava quebrado, porem não mto grande. Obrigada.

    • Tanna, às vezes o dente fica sensível alguns dias após uma restauração. Não dá pra afirmar que é caso pra canal, geralmente essa sensibilidade regride.

  50. Boa tarde, tenho uma duvida

    Fiz restauração em alguns dos meus dentes, há mais ou menos 1 ano. Após o tratamento, meus dentes ficaram bem sensíveis, mas melhorou. Mas de um tempo pra ca, sinto muita dor quando bebo algo, geralmente gelado e suco… ou ate quando como as vezes, voltei ao dentista há um mes para reavaliar as restaurações, porque tinha visto alguns pontos e manchinhas bem pequenas, ele refez tudo e disse que estava em ordem. Agora estou preocupada com esta sensibilidade… gostaria de saber se é possivel ter que fazer o canal… e se ranger os dentes pode influenciar, pois as vezes tenho este problema. Obrigada :) obs: ainda restaram alguns dentes com pontos de carie, bem rasos, que ele disse não ser necessário tratar por meu dente ainda ser íntegro e a carie ser muito pequena, mas mesmo assim, isso ajuda a espalhar ?

    • B., não acho que a sua sensibilidade seja caso pra tratamento de canal, pois é algo que afeta vários dentes. Deve ser sensibilidade dentinária, mesmo. Existem pastas de dente para ajudar a diminuir esse problema, assim como outras alternativas: bochechos com flúor, aplicação de dessensibilizantes, etc.. Eu falo mais sobre isso aqui –> http://medodedentista.com.br/2012/05/dentes-sensiveis-o-que-fazer.html

      Quanto aos dentes com “pontos” que não foram restaurados, creio que não são cáries. Quando há cárie MESMO ela precisa ser removida e o dente restaurado, senão ela pode e provavelmente vai aumentar. Devem se tratar de pigmentações, e pigmentações não necessitam de tratamento, só acompanhamento. Falo sobre o tema aqui –> http://medodedentista.com.br/2011/09/pontos-pretos-nos-dentes-isso-e-carie.html

  51. Ana! Olha eu aqui dinovo! Vou falar com minha dentista na minha manutenção ! Em Ana, porque e necessário extração no tratamento da mordida aberta? Minha dentista disse que terei que extrair 1 dente em cima e outro embaixo, so que nao vai ficar estranho faltando 1 em cima e 1 embaixo? Esse procedimento doi? Obrigado pela atenção !

    • Oi Fagner! Nem toda mordida aberta se trata com extrações, você provavelmente não tem espaço disponível pra alinhar todos os dentes no arco e fechar a mordida. Não fica estranho não, os dentes escolhidos pra extração são posteriores, geralmente pré-molares, e fechando os espaços a estética fica ótima. Não dói, até por serem dente que não estão inflamados, e é tudo feito com anestesia local.

  52. Ana! Eu tenho uma restauração em amálgama um pouco extensa, quando como certos alimentos quentes sinto uma dor bem rápida de uns 10 segundos depois passa, nao e toda vez, so quando como algumas coisas quentes e nao e sempre, as vezes fico 30 dias sem sentir nada ai depois quando como algum alimento muito quente doi! Minha dúvida e essa dor e uma sensibilidade causada pela amálgama por ser um metal e quando aquece causa essa dor ?

    • Fagner, pode ser. Mas em se tratando de dor ao calor, seria bom procurar um dentista pra avaliar com mais critério. Dor ao frio é comum, muita gente tem e não significa necessariamente problema, mas dor ao calor pode significar um problema pulpar, ou seja, no nervo do dente. Vale a pena tirar a “cisma”.

  53. Doutora, meu nome e David eu tenho 16 anos, moro em Manaus no Sao Jose, e porque eu fiz a obturaçao sem anestesia, sabe porque… eu tava com medo pra k@#$%&* dela, ai depois doeu muito mesmo muito, muito, muito, passei tres dias com o meu dente doendo, ai eu fui para o dentista forçado pelo meu pai e minha mae, mas nao queria ir nao, cheguei la em primeiro, os folgado chegaram so depois que o dentista chegou e eu cheguei meia hora antes do medico e fui quase o ultimo a ser atendido, ai eu achei legal, queria ser logo atendido porque tava doendo, ai ele me chamou, eu entrei na sala dele ele me perguntou se doia muito, ai eu imediatamente olhei para os objetos cortantes e perfurantes na mesinha dele, e disse que nao, e ele disse se dava para eu aguentar ate o dia 26, ai eu disse que dava, dava sim, e no meu pensamento gritando… doutor, doutoooooooooooor, doi demais doutor, faça alguma coisa por favoor… e fui embora, e foi a visita mas rapida da historia do mundo, e fui me vendo de dor e ainda escutei pra caramba os meus pais e ainda por cima minha irma me dando liçao de moral, olha so, tomei dorflex e fui dormir, e enfim a pergunta: doutora, na restauraçao usa-se anestesia, e porque eu nao to com medo, eu to aterrorizaaaaaaaado doutora, diga que nao, por favooooooor doutora, eu lhe peeeeeeeço doutora, mas nao diga a verdade mesmo, ta bom.

    • David, a necessidade de anestesia depende da dor do paciente. Se houver dor, o dentista faz a anestesia. Se não, em caso de restauração, não há necessidade. Como você já está com dor…

  54. Ola Ana, fiz uma obturação em 2 dentes no inicio, ele ficava sensivel ao comer algo, achei que com o tempo acabaria, mas não, um dos dentes esta muito sensivel, não consigo mastigar nada em cima do dente esta sensivel, e dói ao mastigar, sera que vou ter que obturar de novo, isso ja se passou 2 meses do dia que obturei… bjs

    • Nedina, já que já se passaram 2 meses, seria bom seu dentista reavaliar. Talvez seja necessário remover essa restauração e ficar com um curativo por um tempo, pra que o nervo do seu dente se recupere (toda restauração pode ser interpretada como uma agressão, dados os produtos usados pra confeccioná-la, por isso a sensibilidade).

  55. Doutora, tenho uma filha de 4 anos que está com cárie de mamadeira, desde os 2 anos, levei ela ao dentista, porém ela faz um escarcéu sempre que vamos, na ultima tentativa o dentista fez uma massinha e colocou no dente da minha filha com muita dificuldade, mas ele não limpou a área do dente. Ele disse que era o máximo que podia fazer. O que eu quero saber é se tem algum problema neste procedimento? Desde já agradeço!

    • Regilene, dada a dificuldade do atendimento, creio que a dentista limpou a cavidade tanto quanto pode. Dada a situação, imagino que ela tenha usado uma “massinha” que libera flúor (ionômero de vidro), com a intenção de que a cárie não avance mais.

  56. Fui no dentista, ele disse que teria que extrair, mas depois fui em outro, ela disse que poderia fazer um canal! Mas ela observou que teria necessidade de uma obturação e colocou um tipo de massa branca. Essa massa é um curativo, ou um tipo de obturação?

    • As duas coisas, Gleison. Se essa “massa” foi bem branca, mais branca que o dente, se trata de uma restauração provisória, que também pode ser chamada de curativo. Se ela for bem da cor do dente, já é a restauração “definitiva”, e essa não precisa mais ser trocada. Pra ter certeza se é uma coisa ou outra, confirme com a sua dentista.

  57. Olá, doutora. Eu queria saber como é o procedimento de restauração quando o dente já foi restaurado uma vez. É preciso “desfazer” a restauração que foi feita primeiro?

    • Depende, Luíza. Em restaurações de resina, é questão do dentista avaliar a necessidade de remover a restauração antiga por completo (geralmente, é isso que se faz). Em restaurações de amálgama (metálicas), é preciso remover tudo.

      • Mesmo sendo cárie superficial? É porque a carie antiga era profunda demais e, por sorte eu acho, não deu problema nenhum. Tenho medo que com a remoção da restauração antiga dê problema dessa vez e seja preciso um tratamento de canal.

        • Nesse caso, eu particularmente, não removeria a restauração inteira… deixaria o “fundo” dela, exatamente pelo motivo que você teme: que ao remover a restauração, o “nervo” do dente acabe “se irritando” ou até sendo exposto. O que vale mesmo é a avaliação do dentista… eu só removeria a restauração se constatasse na radiografia que há cárie por baixo dela, aí não seria opcional.

  58. Olá doutora, fui a um consultório hoje fazer um orçamento, e pensei que teria apenas 3 restaurações a fazer, pelo que eu via na minha boca, porém a dentista disse que seriam 7 restaurações, porém nenhuma profunda, e também faria a raspagem, tudo ficou em R$ 500,00. Gostaria de saber se este valor esta acima da média ou razoável!! Obrigada!

    • Graziella, difícil dizer… porque não existe “média”. Depende muito das condições do tratamento, do tipo de raspagem, do profissional consultado (se é especialista ou não), além de levar em conta outros custos (que variam). Enfim… eu sou suspeita ;), mas R$ 500,00 não costuma ser um valor alto para um tratamento dentário que envolve restaurações e raspagem.

  59. Tenho um dos dentes da frente que foi feito canal, porem o dentista fez uma porcaria e a obturação está mole, ou seja, se ela cair ficara toda a parte da frente do dente, mas a parte de tras vai ficar um buraco. É possivel restaurar novamente?

    • É sim, Luciano. E se está a ponto de cair, melhor procurar o dentista antes que isso aconteça, pra que o canal tratado não fique exposto e leve, até, à necessidade de retratar o canal.

  60. Estou gostando muito do seu blog, é muito informativo. Como sou leiga, sempre usei o termo restauração, não porque sabia que era certo, mas porque acho mais bonito. Dá um ar de “fiz um tratamento no dente” e não de “tinha uma cárie”. Rs!

    • Verdade, Jéssica, tenho essa mesma sensação ;). Antigamente se falava “obturação” (termo que ficou restrito, à finalização do tratamento de canal) mas com o tempo a nomenclatura foi adequada, por fazer mais sentido se considerarmos o procedimento, em si.

  61. Olá doutora, fiz uma restauração que segundo meu dentista não era carie, enfim, a restauração ficou alta e eu voltei lá pra ele arrumar, tudo certo, arrumou o dente, parou de doer, mas uns 20 dias depois o dente volta a doer, não muito, uma dor fraquinha, mas incomoda muito, então tem dia que doi e dia que não doi; estou sem entender, poxa vida será que é caso de canal. Grata desde já, doutora.

    • Eliane, certa sensibilidade é algo relativamente comum após a confecção de restaurações (mesmo de forma tardia, como você relata). A tendência é o problema se resolver de forma espontânea, geralmente não é caso pra canal, não.

  62. Oi, bom dia Dra: fiz uma restauração mes passado, assim q fiz senti como se meu dente estivesse mole, passou alguns dias ele ficou normal, mas doi mto com agua fria, doces, isso ja faz um mes, é normal ??

    • Lidiane, com água fria, durante alguns dias, é até esperado. Mas com doces, não. Seria bom seu dentista reavaliar pra ver se não há alguma infiltração.

  63. Ana, boa tarde!
    Durante o procedimento de restauração, o aplicador do selante encostou na minha boca e eu tive sensação de queimadura. Realmente, fez uma bolhinha, parecendo uma afta, porém com o núcleo escuro, além de outra região acinzentada. A área está bastante irritada e um pouco inchada… O dentista disse não fazer idéia do que aconteceu, e me indicou passar Omcilon A… O que você acha disto?

    Muito obrigada!

    • Clara, muitas substâncias usadas pelos dentistas têm potencial irritativo sobre as mucosas. Caso tenha havido alguma lesão de contato, a indicação é tratar com uma pomada cicatrizante / anti-inflamatória. A Omcilon é uma boa alternativa.

  64. Bom, eu quero ir ao dentista mas o medo nao deixa, o que que eu faço nesse momento?

  65. Olá, Dra.,
    Dra., fui a uma dentista no intuito de remover um tártaro (acho que é tártaro mesmo) que fica em volta de um aparelho ondulado, que fica atrás dos dentes da frente de baixo e dar uma olhada pra ver se não há nada errado. Bom, a dentista me disse que tenho 4 cáries pequenas, bem pequenas, pelo que eu sei ou consigo ver, eu tenho uma manchinha preta (acinzentada) do tamanho da ponta de uma agulha, bem pequena mesmo, e essa mancha nunca cresce, sempre assim do mesmo tamanho, gostaria de saber se essa mancha nesse dente é uma cárie mesmo, ou se é um defeito do esmalte do dente.

    Gostaria de saber se obturação dói, e se caso ela ponha a provisória, depois de mais ou menos quanto tempo eu tenho que retornar ao dentista, pois gostaria de resolver tudo isso numa consulta só.

    Detalhe: é a 1ª vez que tive cáries, e nunca obturei nenhum dente.
    Obrigada.

    • Aline, pode ser cárie como pode não ser. Vale aí a avaliação da sua dentista, pontos escuros nos dentes precisam ser avaliados pra se ter certeza se se trata de cárie ou não. Veja: http://medodedentista.com.br/2011/09/pontos-pretos-nos-dentes-isso-e-carie.html

      Não, a “obturação” não dói, até porque se o dentista julgar necessário, poderá anestesiar. Se suas cáries são pequenas e você não sente dor espontânea, você certamente não precisará fazer uma restauração provisória.

  66. Dra., fiz uma restauração no segundo molar à esquerda, foi feita com resina cinza e depois de uns 8 meses comecei a sentir dores no miolo do dente restaurado, as vezes passa logo ou senão passo dias com dor e quando passo a lingua na restauração a ponta da minha lingua gruda na restauração, isso é normal? O que pode estar acontecendo ?? Desde de ja obrigada!!

    • Mariana, seria bom você procurar seu dentista pra reavaliar… pode haver alguma infiltração e/ou problema de canal. Não entendi bem como é que sua língua “gruda” na restauração… mas pode ser sinal de alguma desadaptação da mesma.

  67. Ja usei aparelho e fiquei com uma carie no dente que ficava o separador, passei um bom tempo sem procurar o dentista, quando fui tive q fazer a restauração, mas aí doeu muito e machucou, ele colocou um curativo e mandou eu voltar depois de uma semana, depois de tudo feito passou uma semana e sinto um gosto estranho, sera que meu dente apodreceu?? Morro de medo de dentista, sera q ele não tirou toda a carie e agora estou com algum problema???

    • Foi feita a restauração definitiva, Vitoria? Porque se não, pode ser só o gosto do próprio curativo (ou que ele esteja quebrando e entrando resíduos de alimentos por baixo dele). Se você ainda estiver com o curativo, faça logo a restauração final.

  68. Oi doutora, fiz uma restauração ha 10 dias e meu dente doi um dia e fica 2 sem doer, isso é normal?

    • Logo após a confecção de uma restauração o dente pode ficar um pouco sensível, Elaine. A tendência é isso passar. Se persistir por mais de 30 dias ou se a dor aumentar, procure seu dentista pra reavaliar.

  69. Dra. Ana.

    Seguinte, ultimamente tenho tido problema em acertar o dentista, talvez eu seja um mau paciente e não me comporte direito na consulta, sei la.

    Não tive cáries grandes nos ultimos 15 anos, somente infiltrações, e pequenas cáries.

    Mas acontece que acho que os dentistas que tenho ido estao raspando muito o dente para forçar ter a necessidade de um canal, por ser mais caro e dar mais lucro., além do mais eu tenho medo do canal e de tomar anestesia.

    • Hugo, eu acho que o que falta pra você é encontrar um dentista no qual confie. Acredite, dentistas não fazem “buracos” em dentes pra ganhar mais dinheiro… não faz sentido. Se o cara quiser ser desonesto, ele pode se aproveitar do fato de saber mais que você sobre o assunto e “enrolá-lo”, sem nem chegar perto do seu dente. Mas eu, particularmente, gosto de dar o benefício da dúvida pras pessoas, sendo elas meus colegas de profissão ou não… todos são inocentes até prova em contrário. Essa história do dentista fazer um “buracão” onde só tinha um buraquinho” eu explico melhor aqui: http://medodedentista.com.br/2012/11/como-a-carie-invade-o-dente.html

      • Obrigado pela resposta!! Realmente acho que é questão de confiar mais no profissional.

        Thanks a lot.

        • ;)

  70. Boa tarde,

    Dias antes fiz uma restauração definitiva num dente, contudo, foi na zona “entre dentes”. O médico dentista disse para não usar fio dental durante uma semana mais ou menos… Esse tempo passou e quando limpei com o fio dental senti uma massinha pequenina na boca… Agora tenho receio de ter sem querer arrancado a massa do dente, mas também pensei que podia existir algum excesso e o fio dental apenas o retirou… Quais os sintomas que posso ter caso o a massa tenha saído? Não me doi o dente e este dente está em vias de ser desvitalizado porque tem uma cárie superior bastante profunda que foi tratada… Estou com antibiótico e anti inflamatórios, mas está mesmo a terminar. Só irei observar este dente novamente em Setembro. Que cuidados posso ter? Como poderei saber se o dente está exposto?

    Com os melhores cumprimentos,

    Catarina

    • Catarina, não me parece que a restauração tenha sido prejudicada… provavelmente o que se soltou foi um excesso, mesmo. Mas pra ter certeza, só seu dentista avaliando. Até a próxima consulta, apenas mantenha a higienização em dia e preste atenção ao passar o fio dental… se ele desfiar, é possível que haja alguma desadaptação entre a restauração e o dente.

  71. Boa tarde dra., meu nome é Eliane, ontem fui ao dentista porque meu dente primeiro molar de cima estava doendo um poucol, o dentista me disse que não era carie, que meu dente estava rente com a gengiva e que teria que ser obturado, ele fez 3 buraquinhos para a resina segurar e nem precisou de anestesia, bom, ontem cheguei em casa e estava doendo, mas hoje já passou, mas notei ao olhar no espelho que a resina é meio transparente e tem uns lugares que esta esbanquiçado, isso é normal ou será que a obturação vai cair, me ajude por favor, estou desesperada, se cair vou ter que fazer outro procedimento. Desde já grata pela atenção.

    • Não Eliane, nada me faz pensar, com base no seu relato, que sua restauração possa cair. A transparência se deve ao tipo de resina usada, que deve ser menos opaca.

  72. Oi, queria saber se é possível arrastar o segundo molar para o lugar do primeiro… e o meu siso que ainda não nasceu quando nascer, substituir o segundo molar.

    • Em tese, é possível sim, Camila. Mas cada caso é um caso. Procure um ortodontista pra avaliar.

      • Obrigada! =)

  73. Olá doutora! Tenho um dente que está com uma massa provisória porque pode ser preciso desvitalizar. O meu dentista me deu uns medicamentos para tomar nas duas próximas semanas e quer ver se o dente me dói até lá porque aí é preciso limpar o canal… Mas agora andaram a cair pedacinhos da massa e comecei a sentir alguma sensibilidade… nao é uma dor que martela, nem muito aguda, nem muito forte, nem que está sempre lá… apenas com água principalmente ou quando escovo a zona, mas assim uma dor muito leve parecida com a de sensibilidade…

    Devo procurar novamente o meu dentista? É grave?

    Obrigada.

    • Inês, parece que o curativo não está vedando bem o dente. Nesse caso, sugiro que você procure o seu dentista colocar uma nova “massinha”. Não é grave, mas a exposição do seu dente diretamente ao meio bucal pode agravar a sensibilidade e aí levar, sim, a um tratamento de canal.

      • Fui ao dentista, ele bateu no dente e esteve a ver a massa por todos os lados, raspou e tudo mas não mudou nada… Acho que ele pensou que estava tudo em forma… disse que esta sensibilidade era normal… mas agora fico preocupada porque como as massas costumam (na minha boca) quando são provisórias cair facilmente, fico sem saber quando devo ir a um médico de urgência para colocar uma nova massa… ainda por cima vou de férias :/
        Ainda por cima é um dos dentes que uso mais para mastigar :/ O médico (que por acaso nem era o meu) disse apenas para ter cuidado, nao beber coisas muitas frias, nem acidas e nao trincar coisas duras como bolachas e cenouras cruas com aquele dente :/

        Obrigada pela ajuda!

        • Se o dentista avaliou e não viu infiltração, creio que você não precisa se preocupar, Inês. A sensibilidade que você sente é até certo ponto esperada, já que o curativo está aí justamente pra avaliar como o dente vai reagir nos próximos dias. Realmente, também sugiro que você evite morder alimentos mais duros com esse dente.

  74. Ola Doutora, adorei sua materia, e achei muito oportuno te relatar algo, exatamente ha 5 dias troquei a minha obturação, coloquei a branquinha, tenho muita sensibilidade nos dentes, dai não estranhei a dorzinha incomoda que tive nos 3 primeiros dias, porem ha 2 dias, esse dente literalmente esta “latejando”, sem estimulo nenhum, esta muito ruim, estou de cama, pois o meu dentista não atende dois dias da semana, que eu dei essa sorte. Vc pode me ajudar? Obrigada…

    • Stefania, se seu dentista não está disponível, procure outro em caráter de urgência. Pode ser necessário remover a restauração e fazer um curativo até que a dor cesse, pra só então refazê-la.

  75. Oi, Dra. Tenho 33 anos. Baseado em experiências prévias, não tenho medo de extração, pois as anestesias foram 100% nas 3 que fiz. No entanto, saber que preciso fazer obturação me faz adiar eternamente a ida ao dentista. O problema foi o seguinte: das vezes que obturei, tive aquela dor diferente quando a broca está preparando o dente e, só depois de já ter doído, é que se tentou anestesiar ou reforçar a anestesia, com pouca diferença (acho que já tinha disparado minha sensibilidade demais pela dor inicial). Tenho então uma pergunta: não se pode fazer uma anestesia caprichada, como se fosse extrair o dente, mas para fazer obturação? Mesmo que uma obturação por vez e a um custo maior, para mim resolveria o problema, com certeza me ajudaria a não adiar mais a revisão que já está atrasada há uns três anos. Desde já, grato! Ricardo

    • Ricardo, você tem TODA razão. O que acontece é que as pessoas, de forma geral, não querem ser anestesiadas porque “dói”. Então elas não permitem que o dentista anestesie A NÃO SER que doa. E aí, o que acontece? Dói, claro. Pode-se anestesiar nesse ponto, mas é como você falou, aí já doeu. Os dentistas, de forma geral, acabaram se acostumando a dar essa opção ao paciente, mas eu, sinceramente, acho que não deviam (íamos). Se a cárie atinge a dentina (o tecido que fica logo abaixo do esmalte do dente), já é razão pra anestesiar, porque pode doer. Essa anestesia “preventiva” certamente evitaria muitos problemas e a “fama” de que o “motorzinho dói”, etc.. Na próxima vez que você for ao dentista pra fazer uma restauração, peça pra ser anestesiado independentemente do tamanho da restauração que será feita. É um direito seu.

  76. Olá!

    Aí e onde eu queria chegar: processo inflamatório, que é algo super comum de acontecer em qualquer parte do corpo. Certamente há vários tipo de remédios anti-inflamatórios e deve haver específicos para o dente também. Não pode ser que esse remédio que ele colocou no curativo não tenha funcionado? Não é o caso de investigar essa inflamação, dar outro remédio? É que me parece muito radical “matar o nervo” do dente sendo que em outras partes do corpo que ficam inflamadas os médicos não “arrancam” partes, eles dão outros remédios, tratam de outra forma ;) que não é a radical (arrancar…) é com essa situação que não estou à vontade e queria esclarecer…
    Grata!;)
    Cris

    • Cris, os dentistas não saem arrancando “nervos” ou dentes por causa de qualquer inflamação. Existem as pulpites reversíveis e as irreversíveis, e só essas últimas é que exigem tratamento de canal (seu dentista está tentando identificar exatamente qual delas se aplica ao seu caso). Sim, os anti-inflamatórios podem e devem ajudar, assim como a medicação / material usada no curativo. A questão agora é aguardar a reação (ou não) do seu organismo ao tratamento. A medicação mais importante é a do curativo, o anti-inflamatório sistêmico ajuda, mas não resolve sozinho.

  77. Oi, Dra.
    Não entendo uma coisa: se quando o dentista abriu minha restauração, ele encontrou 4 problemas que causam a sensibilidade (excesso de material, infiltração, resto de cárie, bolha de ar) e limpou tudo, como é que a sensibilidade pode continuar no dente? Quer dizer, se os motivos da sensibilidade foram eliminados, porque o dente continua sensível? Isso é normal?? Grata!! Cristiane

    • Porque, embora a causa não exista mais, o nervo do dente já foi “provocado” digamos assim, e se instalou um processo inflamatório. Com a remoção da causa, a tendência é o nervo do dente responder bem e o problema se resolver. Mas pode ser que, mesmo assim, isso não aconteça. Coisas do corpo humano…

  78. Bom dia, Dra.!

    Há 2 dias fui ao dentista para remover uma restauração de resina e colocar uma restauração provisória com um remédio. É que eu tive sensibilidade após a primeira restauração que não passava de jeito nenhum mesmo depois de mais de 40 dias.

    O dentista tirou a restauração e encontrou uma bolha de ar, resto de cárie e uma infiltração. Ele limpou tudo, passou um remédio e colocou curativo. O dentista disse que no dia seguinte já teria que começar a melhorar a sensibilidade. Mas não melhorou…
    Passou 2 dias.

    É muito cedo para saber? Durante a restauração provisória, quanto tempo o dente leva para melhorar da sensibilidade? E se não melhorar, só resta fazer canal?

    Obrigada
    Cris

    • Cris, é muito cedo pra saber, sim. A tendência é a sensibilidade diminuir aos poucos, não dá pra especificar em quanto tempo ela vai embora porque cada organismo reage de forma diferente. O sinal de que o tratamento está funcionando é justamente a diminuição da sensibilidade. Se não melhorar, infelizmente deve ser necessário tratar o canal.

  79. Olá, a minha dentista fez uma provisoria de resina em meu dente, não terminou pq o gengiva estava sangrando. Só que to sentindo a massa mole, isso é normal?

    • Taciana, que “massa”? Você está com um curativo em vez do provisório, é isso? Pode ser que o curativo esteja soltando, portanto é bom fazer o provisório o quanto antes.

  80. Oi, Dra.

    Grata pelo retorno rápido e pela atenção.
    Entendo que não dá para me garantir 100% que a troca por amálgama vai tirar a sensibilidade do meu dente. Mas no meu caso, é grande a possibilidade, estou certa? Sei que a opção extrema é fazer canal, mas sinceramente acho absurdo ir para extração do nervo se há o amálgama. O fato de ter surgido uma tecnologia nova não significa que a anterior se torna descartável. Detesto esse mania do mercado de simplesmente desprezar uma tecnologia anterior como se não prestasse pra nada só porque surgiu algo novo. Na minha opinião cada caso é um caso. Tem que ver qual a prioridade do paciente, o que funciona melhor para ele. Acho que os dentistas deveriam manter as 2 tecnologias especialmente porque muitas pessoas, como eu, apresentam sensibilidade à resina. Senão, como é que faz? Todo mundo com essa sensibilidade duradoura tem que sofrer ou extrair o nervo??? Absurdo…

    Grata
    Cris

    • Geralmente quando ocorre uma sensibilidade duradoura, a primeira providência é remover a restauração e deixar o dente com uma restauração provisória. Muitas vezes, isso soluciona o problema. Aí, depois de alguns dias, controlada a sensibilidade, é feita uma nova restauração (que pode ser novamente em resina ou em amálgama). Sim, a possibilidade de sensibilidade com o amálgama é bem menor. Mas, sendo pessimista, ainda há uma chance de isso tudo não resolver o problema e ser preciso tratar o canal.

  81. Estou há quase 3 meses com sensibilidade nos meus dentes posteriores após restauração com resina branca. Já foram feitos aplicação de laser, anti-sensibilizante da 3M, forramento, anti-inflamatório e nada adiantou. Eu levantei a possibilidade de trocar por amálgama. Meu dentista disse que é péssima ideia pois amálgama é tecnologia ultrapassada, que não se fabrica mais, não tem manutenção e disse que só vou encontrar dentistas que não se reciclam usando amálgama.

    Mas o fato é que com essa tecnologia DE PONTA (resina branca), meus dentes ficaram sensíveis. Então de que adianta?? E eu não ligo para estética nos dentes de trás. O que interesse é eu estar saudável e sem sensibilidade.

    Você concorda com ele? Acha que hoje em dia é arriscado por amálgama? Quais os prós e contras em casos como o meu? (obs: tenho outras obturações com amálgama extensas que fiz há 15 anos e nunca deram problema). Mas fiquei com medo depois dessas coisas que ele disse contra a amálgama.

    Grata, Cris!

    • Cris, eu, particularmente, discordo do meu colega. Não acho que amálgama é coisa de “dentista ultrapassado”, conheço muitos dentistas que sabem tudo de materiais dentários e, até por isso, ainda se rendem ao amálgama. Se você não se importa com a falta de estética do amálgama, trocar essas restaurações é uma possibilidade real (dado o insucesso de acabar com a sensibilidade – embora a simples troca não seja garantia de solução).

  82. Oi, Dra!

    Estou na maior dúvida, super confusa e com medo.
    Veja se você consegue me ajudar, por favor: fiz 3 restaurações nos dentes (daquela branca, da cor do dente). Em 2 delas, tive sensibilidade e continua assim faz 2 meses. O dentista tirou radiografia que mostrou o seguinte: no dente posterior (arcada inferior), a radiografia não acusou nada. No outro dente posterior (arcada superior), apareceu uma mancha escura acima do dente que o dentista disse ser necrose. Ele diz que a necrose pode ter sido causada por outra coisa como trauma pelo “motorzinho” e não necessariamente pela restauração que ele fez.

    Ele disse que é IMPOSSÍVEL que meu nervo tenha tido alguma sensibilidade ao material da restauração pq todos os materiais são biocompatíveis, também disse que fez todo procedimento corretamente, usou material de primeira (da 3M, importado etc).

    Enfim, ele fez do meu caso algo que simplesmente aconteceu sem qualquer possibilidade de erro dele nem qualquer problema de material.

    Gostaria do seu comentário a partir da sua experiencia profissional. Preciso ouvir outras opiniões.

    É impossível mesmo meu nervo ter tido sensibilidade ao material? Ele disse que nem valia a pena fazer a restauração temporária por causa dos 2 meses que se passaram sem melhorar. Também foi passado laser, fluor e uma anti-sensibilizante, mas sem resultados.

    Por favor, me ajude com a sua experiencia. Estou perdida!! Abraço. Cristiane

    • Cristiane, os materiais usados numa restauração em resina (o ácido condicionante, o adesivo e a própria resina) têm potencial irritativo sim, mesmo sendo de excelente qualidade. Muitas vezes o dentista coloca uma proteção (forramento) entre a restauração e o dente, o que diminui esse problema (não sei se é o caso). Mas, realmente, mesmo se trabalhando dentro das normas técnicas às vezes esse tipo de coisa acontece… não dá pra prever como a polpa (o nervo) do dente vai se comportar mediante a restauração. E às vezes ela se comporta mal, o que parece ser o caso. Geralmente se aguarda de 30 a 40 dias para optar pela restauração provisória, 2 meses passa um pouco do prazo.

  83. Gostaria de uma orientação. Há um ano venho sofrendo com dois canais. Foram abertos, feito o tratamento, dois molares, um superior e um inferior. Foram obturados os dois, passados uns 15 dias começaram a doer muito quando tomava coisas quentes ou mornas. Foram abertos de novo refeito o tratamento, ficaram um tempo com um curativo e fechados de novo. Após 15 dias começou o meu calvário de novo, não consigo comer ou beber nada morno ou quente que sinto uma dor absurda. Acho que a dentista fez alguma coisa errada na hora de fechar o dente, pois ela leva 1 hora e meia pra fechar. Eu fiz canais em outros lugares onde eu fechei o dente em 30 minutos. Tem alguma coisa errada, vou acabar desistindo e arrancando os dentes. Por favor o que devo fazer? Ou pode ser que eu tenha alguma coisa que a dentista não percebeu? Me dê uma luz.

    • Rosana, uma possibilidade é que haja um canal acessório que a sua dentista não tenha percebido (isso acontece, principalmente em dentes com variações anatômicas. Dependendo do ângulo da radiografia, esse possível canal acessório nem pode ser visualizado). Sugiro que você faça uma avaliação com um especialista (endodontista). Quanto ao tempo de tratamento, varia de dente para dente. 30 minutos é muito pouco tempo pra tratar completamente um molar, mesmo pra um especialista.

  84. Oi, Dra, Ana!

    Muito obrigada pela atenção.
    Estou com medo pra ser sincera;)) Quando a sensibilidade em um dente restaurado persiste mais de 2 meses, quais podem ser as causas? Pode ser sinal de alguma coisa mais grave?

    Grata!!
    Cris

    • Pode ser que seja problema de canal, Cris. Por isso é importante investigar, porque pode ser apenas algum problema na restauração em si (falta ou excesso de material, falta de proteção pulpar, uma “bolha”, restauração “alta”, qualquer coisa assim) que, se não for corrigido logo, pode acabar levando a um tratamento de canal.

  85. Oi, Dra. Ana

    Eu gostaria de saber o seguinte: eu tinha uma cárie extensa em um dente posterior (o primeiro depois do siso) e o dentista fez “restauração” (nem me perguntou nada, só fez) com aquela resina da cor do dente. Fique com esse dente sensível e isso já faz 2 meses. É só quando eu como algo frio ou gelado. Muito quente em cima do dente também fica um pouco sensível. Ele disse que ia melhorar com o tempo, mas não melhorou. Poderia me dizer qual a melhor forma de investigar o que houve para corrigir? Tirar radiografia é uma boa? Trocar a resina por amálgama seria melhor no meu caso? (tenho outras obturações de amálgama há 20 anos e nunca deram problema nem sensibilidade).

    Grata!!!
    Cris

    • Cris, sim, radiografar é uma boa. Se houver alguma alteração visível, será possível verificar. Realmente, seu dente está sensível já há bastante tempo, a esta altura já deveria ter sumido a sensibilidade. É preciso investigar. No momento eu não mexeria novamente (trocar a restauração por amálgama), isso poderia “irritar” mais ainda o “nervo” do seu dente, a não ser que essa restauração fosse removida pra ficar por um tempo com uma provisória (para acompanhar como o seu dente se comporta durante um tempo).

  86. Dra. Eu fiz um tratamento odontológico completo e ele foi muito caro. O dentista obturou vários dentes meus e nem sequer pediu autorização pra isso, ele simplesmente obturava e muitas vezes nem usava anestesia. Enfim, eu não fiquei muito satisfeito, até porque paguei um preço muito caro pra ele deixar 6 dentes meus tudo “PRETO”. Gostaria de saber se ele tivesse me avisado do procedimento que ia fazer, eu poderia optar em não obturar ? Será que meu dente ficaria prejudicado ? É que me incomoda muito ver meus dentes obturados, não me sinto confortável ;///

    • Francisco, a opção em se tratar é sempre do paciente, nenhum dentista pode obrigá-lo a restaurar um ou mais dentes. Mas, se você tinha cáries nesses dentes, não restaurá-los seria pior, pois essas cáries certamente ficariam maiores e poderiam levar à necessidade, até, de tratamento de canal.

      • Mas existe algum tratamento para cáries que não seja a obturação ?

        • Não, Francisco. Uma vez que a cárie destruiu a estrutura dentária, é preciso remover a cárie e restaurar o dente (a não ser quando a cárie é bem pequena e restrita apenas ao esmalte, aí ela até pode se remineralizar com o auxílio do flúor).

  87. Oi Dra! Fiz varias restauraçoes de resina ha 2 semanas atras, nos primeiros dias elas estavam branquinhas da cor do dente e agora depois de um tempo esta com um tom meio amarelado, e do ladinho do dente na parte da frente esta aparecendo a manchinha preta que tinha antes da restauraçao. A minha pergunta é: sera que a restauraçao foi mal feita ou a minha higienizaçao nao esta correta? Ou a restauraçao desgasta e escurece com um tempo? To meio preocupada ;/

    • Bianca, a restauração realmente pode pigmentar com o tempo, mas 2 semanas é um tempo muito pequeno pra isso. Sugiro que você procure seu dentista pra reavaliar se há alguma falha, se é necessário polimento, etc..

  88. Doutora, estou esperando um laudo de uma panorâmica que fiz e, caso conste cárie, eu preciso fazer a restauração. É pra concurso público. A minha dúvida é se a restauração é rápida ou se é tipo um tratamento de vários dias.

    Obrigado!

    • Richard, se forem restaurações que não comprometam muita estrutura dentária, podem ser feitas até na hora. O problema é quando é necessário fazer uma restauração indireta (feita em laboratório), aí é preciso moldar, etc.. Mas se você não tem nenhum sintoma, não deve haver nada muito grande.

      • Muito obrigado! Então mesmo que haja alguma cárie que eu não saiba (e que ainda não incomodou), dará tempo para o tratamento. Obrigado mesmo. Seu blog é louvável!

        • :)

  89. Dra., estou com um “buraco” no dente e uns risquinhos pretos, mas não dói em nenhuma ocasião. Nesse mesmo dente já fiz uma restauração há muito tempo (8 anos + ou -). Você acha que é cárie? Será que é rasinha? Já tem um buraquinho, mas não dói.

    • Paula, se já há um “buraco”, certamente é cárie (mesmo que não doa). Pode ser que seja rasa, ainda. O ideal é procurar um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  90. Olá, faz 4 dias que o meu dentista fez duas restaurações, uma em cada lado, e eu estou sentindo o dente de cima de um lado que ele fez meio que raspando no dente de baixo, isso é normal ou é melhor eu procurá-lo?

  91. Dra., estou com medo e vergonha de passar no dentista pois tenho 20 anos e creio que terei de fazer canal e restauração, tenho muita vergonha e medo.

    • Seu dente está doendo, Danilo? Se o seu problema for uma cárie, ela teria que ser bem grande pra ser caso de tratamento de canal. Muitas vezes, apenas a restauração é suficiente. Quanto à vergonha, eu compreendo, e muitas pessoas já relataram esse tipo de sentimento com relação ao dentista. Mas garanto que não há motivo, o papel do dentista é ajudar você e não julgar as condições da sua boca (e geralmente as pessoas acham que o estado de suas bocas é bem pior do que realmente é). Gostaria que você lesse esse texto, acho que pode ajudar você: http://medodedentista.com.br/2010/11/vergonha-do-dentista.html

  92. Por que eu fiz restauração em um dente e ele ainda esta com uma manchinha preta?

    • Luana, é possível que a resina usada seja um pouco mais transparente, e o tecido sadio que fica depois da remoção da cárie é mais escuro que o tecido normal. É uma teoria. :)

  93. Muito obrigada, espero que seja apenas uma restauração simples!
    Ja estava chorando aqui de medo!!
    E olha que tenho 23 anos, mas o medo de dentista nao mudou rsrs!
    Bom dia, e mais uma vez obrigada!

    • :)

  94. Obrigada pela atenção Dra., marquei uma consulta pra amanha, mas minha dentista ja disse q se esta doendo o dente bem provável que seja caso de fazer canal!?
    E agora? Eu tenho pavor disso, tentei fazer canal uma vez e desisti pq doi muuito. Acabei extraindo o dente (e pra extrair nao doeu nada).

    Será que realmente soh pq o dente esta doendo ja será caso de canal? A carie ja esta tao funda quando o dente começa a doer?

    Obrigada!

    • Não Ana, não é porque o dente dói que já é caso de canal. Até porque, mesmo sem dor, às vezes é preciso tratar o canal. Tudo depende do nervo do dente ter sido atingido pela cárie. Mas a questão da dor, varia de pessoa pra pessoa.

  95. Olá Dra. Eu fiz 2 restaurações ha aproximadamente 5 anos, desde entao nao tive problemas, usei aparelho, cheguei a extrair outros dentes. Tudo bem.
    Porém agora depois de 5 anos estou sentindo mtas dores nessa região dos 2 dentes restaurados.
    Minha pergunta é, será que pode ter “entrado” alguma carie por baixo da restauração? E meu dente mesmo com a resina por cima pode estar cariado por baixo?

    Existe a possibilidade de quando o dentista faz a restauração nao vedar corretamente deixar um “buraquinho” e por lá o dente se cariar novamente?

    Obrigada, aguardo sua resposta!
    Estou com mto dor mesmo!

    • Sim Ana, é possível que as restaurações tenham infiltrado. Mas isso não se dá porque o dentista “deixou um buraquinho”, mas porque o material da restauração vai se deteriorando com o tempo e o vedamento marginal vai ficando ruim. Nesse caso, é possível que haja cárie por baixo da restauração, mesmo que, quando ela foi feita, não houvesse. Claro, isso é só uma teoria… é preciso procurar o seu dentista pra avaliar a causa das dores.

  96. Boa tarde! Fiz uma obturação há 2 semanas atrás e o dente ainda dói. Não dá pra mastigar desse lado, até um grão da farofa doeu horrores, quente e frio também incomodam. Pode me explicar por favor se a tal reação passa com o tempo ou devo questionar com o dentista? Obrigada!

    • Elaine, as duas coisas: a tendência é passar com o tempo mas é sempre bom que o seu dentista saiba o que está acontecendo. Geralmente esse tipo de sensibilidade após a confecção de uma restauração dura até 1 mês. Passado esse prazo, é interessante que seu dentista reavalie o caso.

  97. Dra., primeiramente boa tarde. Meu dente molar inferior que foi obturado em 2002, troquei a obturação em 2007 pois estava ruim e na época a dentista disse que a obturação tava profunda. Fechou o buraco e fiquei 1 mês com sensibilidade e depois passou. Agora esta obturação tá ruim de novo, desgastada, mas estou com medo de ir trocar e dar canal. Tô há um mês do meu casamento e tenho medo de mexer e ter problemas agora. Posso esperar mais 2 meses??? Obrigada.

    • Pode esperar sim, Bianca. Considerando que você não tem sintomas, dá pra deixar pra depois do casamento. Mas não acho que vá ser necessário fazer canal, a troca da restauração deverá ser suficiente.

  98. Ola doutora!!

    Fiz 3 restaurações, 2 que eram amálgama por massinha e uma embaixo, so que a noite os 2 dentes doem muito, tomo remédio (dorflex) e para de doer por algumas horas, ja voltei 3 vezes a minha dentista tirou umas resinas e colocou curativo, mas não para de doer, falou que pode ser bruxismo, agora não sei que fazer.

    • Lopes, se a dor não ceder pode ser caso para tratamento de canal. O curativo que sua dentista fez visa justamente aguardar pra ver como o seu organismo vai reagir.

  99. Muito obrigado pela resposta Ana. Você tem o coração muito bondoso, obrigado por ter esta iniciativa de ajudar as pessoas aqui através do blog. Tenho certeza de que Deus abençoará sempre a sua vida.

    • Obrigada, Yvan. Amém. ;)

  100. Doutora,
    Hoje fui ao dentista e ele apenas pôs um ácido em alguns dentes restaurados com resina mas sem cáries, secou e pôs uma camada de resina nova em cima, como se estivesse selando. Não usou o motor, não houve perfuração. Esse procedimento é correto? Como se chama esse procedimento que ele fez? Desde já obrigado.

    • Yvan, ele estava selando mesmo… isso se chama “selante”. A ideia é eliminar locais retentivos, onde a placa bacteriana se acumula e, portanto, há maior chance do desenvolvimento de cáries.

  101. Olá Doutora,
    Acabei de chegar do dentista e estou bastante preocupada e triste. Fui em uma clínica de preços mais acessíveis, pois não tenho condições de pagar por outra no momento. Um pedacinho pequeno de uma antiga restauração tinha caído e fui lá fazer o orçamento. O dentista cobrou $80, segundo ele, por uma restauração de 3 faces e $90 por uma limpeza. Eu juro, juro, inclusive tenho como provar pela hora da nota fiscal que me foi entregue no final como ele levou algo em torno de 15 minutos para realizar os dois procedimentos. Resultado: sinto q continua faltando algo em meu dente, como se o buraquinho continuasse aberto. Além disso, ele fez a limpeza tão rapidamente que machucou minha gengiva e sangrou muito (eu tenho a gengiva sensível e tinha dito isso a ele, mas ele fez a limpeza com força e numa pressa absurda. Quando levantei as mãos para pedir para ele parar e fiz cara de dor ele não parou). Fiquei tão chocada que só consegui levantar e ir embora. Agora, me sinto a pessoa mais idiota do mundo. Me sinto lesada e com medo de que ele tenha feito a restauração de qualquer jeito e que isso me traga problemas no futuro. Não quero perder meu dente. Por favor, o que você acha da situação? Acha que estou paranóica? Me ajude, por favor.

    Emmanuele

    • Emmanuele, difícil dizer, apenas com base no seu relato, se o tratamento foi bem feito ou não. Sangramento gengival é comum em limpezas dentárias, independentemente do dentista ter machucado a sua gengiva (é uma consequência da gengivite, quando é o caso). Eu acho que, se você for ficar mais tranquila, vale a pena procurar uma segunda opinião. Sabe como é, a pressa é inimiga da perfeição… mas não dá pra dizer que você vá ter problemas futuros (e não vejo motivo, pelo seu relato, pra você perder o seu dente).

      • É, você tem razão. Vou procurar mesmo uma segunda opinião para ficar mais tranquila. Muito obrigada por responder, você é muito generosa :)
        Paz!

        • ;)

  102. Olá, boa noite! Doutora, quando uma restauração cai e, portanto, precisa ser refeita, há perda de mais tecido dentário sadio? Desde já, agradeço pela atenção.

    • Cássia, se a restauração cai inteira e o paciente procura o dentista logo em seguida, não há necessidade de remover mais tecido, porque não há tempo de se formar cárie e nem necessidade de usar a broca pra remover o resto da restauração. Já se fica um pedaço da restauração, será preciso remover esse pedaço, e aí sempre há a possibilidade de remover um pouco de tecido sadio junto (mas isso é mínimo).

      • Grata pela resposta e pela atenção, Doutora.

  103. Oi Dra., tudo bom? Então, eu fiz uma restauração em um dente quebrado ontem, só que ele esta muito sensível. Se eu tomo água gelada dói, e agora do nada esta doendo também. Hj já tomei remédio para dor 2 vezes. Isso é normal, sentir bastante dor?
    Desde já agradeço sua atenção.

    • Cristiane, certa sensibilidade é esperada após a confecção de uma restauração, porque o “nervo” do dente pode ficar “irritado”, dadas as substâncias que são usadas. Mas dor muito forte, não. A tendência é a dor diminuir e passar mas, se persistir, sugiro que você procure novamente o seu dentista pra avaliar.

  104. Obrigada, Dra. Ana por me dar uma luz, vou tentar explicar p/ dentista da forma que vc comentou! Vc é muito gente boa… pena que não mora aqui na minha cidade. Abração.

  105. Oi Dra., tudo bem?! Então, se me permite vou usar esse seu espaço aqui p desabafar um pouquinho… hoje fiquei chateada sabe, fiz uma restauração no dente 11, e estava como uma super expectativa do resultado, pois fui por indicação, por o lugar ter “nome”… a cor ficou OK só que dependendo do ângulo que a luz bate dá prá ver a “emenda” da restauração, ou seja, fica mais aparente… já na sombra fica quase imperceptível, de repente eu que sou encanada demais, mas é que achei q ficaria 100%… tipo a resina aderisse ao dente que não dava p perceber… sei lá… é normal ter essas variações? Um abraço, desculpe o desabafo…

    • Karina, restaurações estéticas são complicadas mesmo… é como você falou, a sua expectativa era uma, mas não correspondeu. O que não quer dizer que haja alguma coisa errada na restauração em si, porque acertar a cor é relativamente fácil… o maior problema é a opacidade, o quanto de luz passa pela restauração, o que pode causar esse efeito que você relata. A emenda da restauração pode ser melhorada e, às vezes, é só questão de polir… é como se houvesse uma “sobra” de material. Isso é comum. Converse com o seu dentista e mostre pra ele o que deixou você chateada… certamente ele vai lhe explicar as dificuldades e melhorar no que for possível.

      E precisando desabafar, apareeeeça! :)

  106. Olá Dra.

    Parabéns pelo site, muuuuiiittooo legal mesmo.

    Gostaria que me ajudasse com relação a preços de restauração. Sei que cada profissional tem seu custo, mas qual seria a pratica em media do mercado ?

    É normal cobrar a restauração na cor do dente em faces ? Assustei com essa cobrança de R$ 190,00 cada face, em um dente gastei R$ 380,00..

    Desse jeito, a dentadura será a melhor saída… RS…

    Obrigado por sua ajuda.

    • A cobrança por faces é bastante comum sim, Fernando. Até porque um mesmo dente pode ter 1, 2, 3 cáries… e aí seriam 3 restaurações (mesmo que num dente só).

  107. Olá, utilizei aparelho por muitos anos (11 aos 16 anos), decidi finalizar o tratamento, pois já não aguentava mais. Deixei de utilizar o aparelho móvel também, logo meus dentes entortaram novamente. Iniciei um novo tratamento recentemente e o dentista me disse que necessita fazer 5 restaurações além de um retratamento de canal. Enfim, a questão é: como posso confiar e saber que necessito de 5 restaurações se outra dentista me disse que preciso fazer somente 2 restaurações? Dente com início de cárie pode ficar sem restauração, caso eu manter uma boa higienização?

    Desde já agradeço! Gostei muito desse site, tirei muitas dúvidas e estou mais aliviada.

    • Tifa, é como você disse: é uma questão de confiança. Se você não confia no dentista, não deve se submeter a um tratamento. Pequenas cáries (restritas ao esmalte) podem até regredir em contato com o flúor de bochechos e da própria escovação, mas esses são casos bem específicos. Mas se a cárie já atingiu a dentina, é preciso restaurar (mesmo escovando bem).

  108. Bom dia Dra, gostaria de saber se uma carie que é uma mancha branca com um pequenino pontinho escuro há necessidade de anestesiar, pois tenho pavor de anestesia e passo mal… obrigada! Eu não sinto dor no dente!!!

    • Joana, depende da profundidade dessa cárie, nem tanto do aspecto dela. Quanto mais profunda, maior a possibilidade de ter que anestesiar. E às vezes, mesmo sendo profunda, a cárie não causa dor.

  109. Gostaria só de agradecer a vc Dra. Ana. Muito obrigado pela explicação !

    Vou aproveitar e te atormentar mais. Então, estava com uma restauração feita há menos de 5 meses e do nada esse dente restaurado quebrou. Existe uma garantia dos dentistas sobre isso ? Isso pode ter sido uma restauração mal feita ? Obrigado novamente pelo espaço.

    • Raphael, por nada :). Não existe uma lei ou posição oficial a respeito, mas, se considerarmos o código de defesa do consumidor, a garantia quando se adquire um produto é de 90 dias, ou seja, 3 meses para os produtos de consumo duráveis. Eu costumo aplicar essa regra com os meus pacientes.

  110. Ana, adorei seu site, você explica muito bem e é muito dedicada, parabéns.
    Pois então eu tenho muito medo de uma coisa… restaurar!!!
    Quero pedir uma opinião sua, quando eu tinha uns 13 anos (atualmente 16 anos), fui ao dentista do meu bairro, e ele foi restaurar um dente molar meu, só que ele não pôs anestesia nenhuma e doeu como se estivesse arrancando a minha cabeça.
    Obs: Doeu mesmo, não foi o medo.
    Quero saber se foi incompetência ou não sei o q…
    Desde já agradeço.

    • Felipe, obrigada :). Eu acho que foi “não sei o quê” :P. Na minha opinião nada justifica que o paciente sinta dor durante um procedimento se ele pode ser anestesiado. Algumas vezes o próprio paciente se nega a receber a anestesia, mas, se não é o caso, eu acho que ao primeiro sinal de que o paciente está com dor, o dentista deve no mínimo perguntar se ele deseja ser anestesiado.

      • Ah sim, obrigado dra. Não me recusei a usar anestesia não ^^ e ele não pediu em nenhum momento se eu tinha dor.
        Será que vai ser diferente dessa vez? Não irei com o mesmo… Obg,

        • Eu acho que sim! Deixe claro pro seu novo dentista que você quer anestesia e, caso ainda não esteja anestesiado, que você sente dor (se sentir, claro). Aí não tem erro. :)

          • Olá Doutora, obrigado pela atenção… Fui no dentista e ela foi muito paciente, me deu 2 anestesias :S AHSUHASUASH.
            Doeu só 1 pouquinho quase nada mesmo! Agora dia 25/02/13 tenho com o dentista ruim, :S
            Espero que ele seja melhor desta vez.

          • Bom saber, Felipe. Vá tranquilo, fico aqui torcendo. :)

  111. Doutora Ana, gostaria de saber se é normal as caries não serem visiveis ? Porque fui ao dentista há uns 4 meses atrás apenas pra fazer avaliação, achando que apenas faria uma limpeza nos dentes, e no fim o dentista me disse que eu teria que fazer 7 restaurações.
    Nunca tinha tido dor de dente, e nunca percebi buraco algum em qualquer dente. No fim fiz as restaurações, mas percebi que o dentista “tirou” uns 80% de todos os dentes que ele restaurou.

    Em dentes que a pessoa nunca sentiu dor, nunca percebeu buraco algum, se existe mesmo a necessidade de fazer uma restauração, essa restauração seria tão agressiva dessa maneira ?

    E existe carie que só os dentistas pode diagnosticar ? Obrigado pelo espaço

  112. Doutora, meu dente estava com uma cárie e fui obturar, mas depois de limpar meu dente a dentista falou q eu estava com um ferimento e não poderia colocar a massinha (definitiva), e que iria fazer um curativo pra daqui a 45 dias eu ir trocar, pois ela tentaria recuperar meu dente, caso contrário eu teria que fazer canal! Estou desesperada, pois vou passar uns dois meses em uma viagem, e meu dente está doendo e esse curativo já meio que caiu um pedacinho! não sei se irei conseguir ‘sustentar’ ele, ele é muito frágil e sou muito descuidada, principalmente com a alimentação! Estou apavorada! Por favor me ajude! Ah, ela não me passou nenhuma medicação para a dor!

    • Ana, cair um pedacinho do curativo é muito comum… o que não dá é ele cair inteiro e o dente ficar exposto ao meio bucal. Eu acho que você não precisa se preocupar tanto, apenas lembre-se de que esse dente está com uma restauração provisória, então você não deve mastigar nada muito duro em cima dele. E se cair, procure outro dentista pra fazer um novo curativo.

  113. Hum… Obrigado
    Mas todas as sessões terão, em média, um tempo de espera de uma semana entre ela e a sua sucedente?
    (Desculpe perguntar tanto, muito obrigado mesmo pela atenção)

    • Sim, geralmente o dentista marca semanalmente. Depende do tipo de medicação usada entre as sessões, também.

  114. Olá doutora, tinha uma cárie há mais de um ano, aguentando firmemente a dor (por vezes minha têmpora direita parecia que ia estourar). Porém, tomei um remédio e parei de sentir meu dente. Eu, acreditando estar curado fui comer uma bala e… foi-se junto metade do meu dente. Agora estou com meio dente e gostaria de saber qual tratamento seria mais recomendado numa ocasião como essas, se um canal ou uma obturação.
    Vlw

    • Dener, depende de “quanto dente” você perdeu e se o canal do dente foi afetado. Se não foi, bastaria restaurar. Mas creio que uma restauração direta (feita na hora, pelo dentista) não seria suficiente, se realmente se foi metade do dente. Nesse caso, seria necessária uma restauração indireta (uma pecinha feita em laboratório de prótese que é colada no dente) ou, até, uma coroa completa.

      Pena que você ficou “aguentando firmemente” a dor de dente… porque dor de dente não se cura com remédio, não adianta: é preciso procurar um dentista pra avaliar e eliminar a causa da dor. E outra: creio que a cárie que causou essa dor de dente foi a responsável, também, pelo dente ter quebrado… pois ela interferiu na estrutura do dente levando à fratura. Se você tivesse ido antes ao dentista e tratado a cárie, a dor tinha ido embora e, “de brinde”, o seu dente não teria quebrado ;. Vamos torcer, agora, pra que não seja preciso tratar o canal.

      • Muito obrigado, irei amanhã e postarei aqui.
        Parabéns pelo site e muito obrigado pela atenção dada a todos.

        • Acabei de chegar a casa, fui lá à dentista. Ela avaliou meu dente e disse que seria necessário fazer um canal, núcleo e bloco. No total saiu 730 reais.
          Ela fez algo hoje que não sei o que foi e marcou uma consulta pra semana que vem. De acordo com ela, será necessário que eu retorne mais 4 ou 5 vezes. Isto está certo?

          • Dener, ela deve ter iniciado o tratamento de canal, abrindo o dente e fazendo uma limpeza inicial dentro dele. O tratamento de canal pode levar algumas sessões, mesmo.

  115. Dr(a), fui ao meu dentista hoje e ele me disse que tenho varias obturaçoes para fazer, tipo umas 12, e que eu preciso tirar radiografia dos meus dentes para ver se eu tenho um canal… Gostaria de saber se os procedimentos vao ser doloridos mesmo com a anestesia.

    • Certamente não, Lucas. A anestesia serve mesmo pra isso, pra evitar que você sinta dor. Vá tranquilo.

  116. Ola, eu tinha uma carie, foi feito um processo e colocado uma massinha, essa massa pode cair e causar dor?

    • Giovani, que tipo de “massinha”? Sim, uma restauração, provisória ou não, pode cair e levar você a sentir dor. Mas se isso não aconteceu, não temos motivo pra achar que vai acontecer. Se for uma restauração provisória, o ideal é que assim que possível seja feita a definitiva (que tem muito menos chance de cair).

  117. Bom dia!
    Então tenho um dente que caiu a massinha ja tem um tempinho e agora ele esta doendo muito, não da pra comer nada que doi, principalmente a noite, o que devo fazer?
    Ta nascendo um dente por cima do outro e ele esta um pouco mole, so que num queria rancar e sim deixar o outro cresce e depois rancar, pois o do lado é um pouco separado e se eu rancar vai ficar um espaço enorme e nao quero, o que eu faço?

    • Isabel, a primeira coisa que você tem que fazer é procurar um dentista e fazer uma avaliação. Quanto ao dente que está doendo, como você demorou pra tratar, pode ser que já seja caso pra canal… mas só o dentista poderá dizer. Quanto ao dente mole, se for um dente permanente, provavelmente há um problema periodontal (nos tecido que seguram os dentes, gengiva e osso)… ou seja: é mais um forte motivo pra você procurar logo um dentista. Se o dentista julgar que esse dente não tem mais condições de ficar na boca, o jeito é extrair.

  118. Bom dia !!!
    Dr°,
    Tive um dos meus dentes sisos condenado, porém na ocasião não fiz a extração, o dentista colocou um curativo provisório…
    O curativo caiu e eu fui em outro dentista, ele perguntou se estava doendo, eu disse que não, pois realmente não doi, eu fiquei 6 meses com o curativo e não senti dor, ele me aconselhou diante da situação a não fazer a extração e colocar uma restauração permanente…
    Esse procedimento é correto, mesmo com o dente condenado???
    Não pude fazer o canal pois o dente nasceu dentro da gengiva.
    Obrigado.

    • Cintia, se um dente está condenado, está condenado. A questão é que pode haver discordância de opinião entre um dentista e outro… um é mais otimista, o outro mais pessimista (ou realista). A questão, agora, é aguardar pra ver como o seu dente vai reagir à nova restauração.

  119. Já tem mais ou menos 1 mês e meio e eu não sinto dor, obrigado!

    • Então, em princípio, é só trocar a restauração.

  120. Doutora eu tinha uma cárie no dente e fiz a restauração onde a médica colocou um curativo e ela me pediu para voltar ao consultório para colocar um definitivo só que não deu pra mim ir lá e ja faz um tempo, isso pode danificar os meus dentes, e se eu colocar esse curativo resolve o problema mesmo tento demorado tanto?

    • Alisson, quanto tempo? Se essa restauração provisória estiver intacta e você não tem dor, provavelmente é apenas questão de removê-la e fazer a restauração definitiva.

  121. Com a restauração de amálgama é fácil identificar uma restauração. O dentista pode identificar todas as restaurações dentárias de uma pessoa, mesmo sendo feitas de resina e não identificáveis a olho nu? Qual é o procedimento para a identificação?

    • Sim, é possível identificar mesmo as restaurações de resina. O procedimento é baseado, principalmente, em muito treinamento para identificar pequenas diferenças de cor, degraus, etc.. Secar o dente é essencial, também, pois o brilho que a saliva oferece à superfície do dente confunde bastante.

  122. Fui ao dentista hoje e ela disse que eu não tenho cáries, porém, terei de (re)fazer 3 restaurações. Eu sinto uma pequena dor em um destes dentes e temo que terei de fazer tratamento de canal, mas a dentista disse que não é o caso.
    Eu estou apavorada!! Recordo que quando fiz essas restaurações de resina há mais ou menos 10 anos atrás, eu não fiz anestesia. Mas a minha atual dentista diz que vai fazer, que é melhor.
    Restauração é dolorida? Essa restauração pra trocar a resina é mais tranquila que um dente com cárie? Eu não compreendi a necessidade desse procedimento.

    Desde já agradeço,

    Alex

    • Alex, a troca dessas restaurações em resina provavelmente é necessária porque elas devem estar infiltrando. Toda resina, com o tempo, começa a se deteriorar… formam-se pequenos espaços entre a restauração e o dente, por onde podem entrar saliva e resíduos alimentares. Além disso, a restauração de resina antiga tende a ficar porosa. Não há necessidade, obrigatoriamente, de anestesia, creio que a sua dentista apenas quer evitar que você sinta qualquer tipo de desconforto. Em tese, trocar a restauração é sim mais tranquilo que remover uma cárie.

  123. Olá. Acho muito legal sua iniciativa de informar a população, que é muito desinformada, digo isso por eu mesmo. Eu fui muitas poucas vezes ao dentista. Tenho 16 anos e tinha uma cárie num dente molar, fui ao dentista e ele fez uma restauração provisória, pois o buraco era muito grande. A questão é que isso faz uns 5 meses, e eu não fui mais ao dentista. Meu dente ainda está com a restauração provisória. O dente dói de vez em quando. Se eu ficar mais tempo com essa restauração o dente poderá doer muito? Ou eu posso ficar com essa restauração, sem fazer a permanente?

    • Gesiel, as restaurações provisórias são feitas com materiais menos duráveis, pois a intenção é que elas permaneçam por pouco tempo na boca. Portanto, depois de um tempo, elas podem se soltar e/ou começarem a infiltrar (deixar a saliva e microrganismos presentes nela entrarem em contato com a parte de dentro da restauração). Ou seja: quanto antes você fizer a restauração “oficial”, melhor. O material é mais durável, estético e, sendo adesivo, muito mais resistente.

  124. Tipo, eu tenho cáries nos dois dentes incisivos superiores, eu queria saber se tem como restaurar e como mais ou menos fica esse dente. Eu tenho esses dois dentes assim faz algum tempo, tenho vergonha de sorrir, de sair com os amigos, até de ir ao dentista. Queria q vc me tirasse essa dúvida, desde já fico muito grato pela sua ajuda. Fica com DEUS !

    • João, em princípio é relativamente simples: remover as cáries e restaurar os dentes com uma resina exatamente da cor d dente. Ou seja: os dentes vão ficar como se não tivessem restaurações, e você vai poder sorrir à vontade e sem vergonha. :)

  125. Tem um ano e cinco meses e meu dente que fiz restauração ta doendo, é o que ? E o que preciso fazer?

    • Isso é tempo demais com dor de dente! Procure o seu dentista para que ele verifique o que está acontecendo e oriente você sobre o que fazer (algum ajuste, trocar a restauração, etc.).

  126. Desde já agradeço a atenção.
    Tenho 23 anos e tinha restaurado com platina o segundo pré-molar inferior que era “dente de leite”, pois não ocorreu a troca deste mesmo.
    Passou alguns anos e em menos de 1 mês a platina saiu e a coroa dental se despedaçou. Gostaria de saber algumas coisas superficialmente:
    Dependendo do espaço dental é possível utilizar aparelho ortodôntico, visando “arrastar” os outros dentes para ocupar o espaço do mesmo?
    É possível uma restauração a partir dos fragmentos dentais, ou terei que partir para o implante?
    Muito obrigado!

    • Alexandre, sim: é possível fechar esse espaço com aparelho. Só é preciso avaliar se é o melhor no seu caso. Por se tratar de um dente de leite, acho difícil aproveitá-lo agora, ainda mais se há uma grande perda de tecido. Ou seja: se o espaço não for fechado com o aparelho, o ideal seria um implante.

      • Ok, muito obrigado!!!

  127. Fiz restauração em 3 dentes meus, ja se passou 5 dias e sinto dores nesses 3 dentes, isso é normal ?

    • Luiz, certa sensibilidade, quando uma restauração ainda é recente, é algo comum. Essa sensibilidade deve diminuir gradativamente, o que pode levar 1 mês. Caso isso persista após esse prazo (ou caso a dor aumente), entre em contato com o seu dentista e relate esses sintomas pra que ele oriente você a respeito. Pode ser que a restauração esteja “alta”, que haja uma “bolha” dentro dela ou que o nervo do seu dente não tenha reagido bem aos componentes da restauração (ácido, adesivo e resina).

      • Obrigado, vou esperar então.

  128. Tive uma cárie no dente, a minha dentista fez todo o tratamento e colocou no dente o que eu achei que era resina, demoro muito pra ir na dentista, e depois de um tempo a resina ou massa caiu, lembro-me de ela ter dito que iriamos deixar o dente em observação, isso significa que caiu porque era uma provisória??? E quando eu for pra ela o procedimento pra recolocação vai ser simples?

  129. Em um concurso diz que devo ser ausente de carie, mas se tiver e a removi estarei apto a este concurso, uma vez tendo removido-a ?

    • Sim, no meu entendimento você não pode ter cáries ativas, mas tudo bem quanto a restaurações.

  130. Eu fui hoje ao dentista e como tinha os dentes separados, ela disse que tinha duas formas de juntá-los, usando aparelho ou fazendo uma obturação, ela colocou uma massinha branca que nem dá pra perceber nada, queria mesmo entender mais o que ela fez nos meus dentes e quais o cuidados que eu tenho que tomar agora.

    • Laila, sua dentista fechou o espaço usando resina, “aumentando” a largura de ambos os dentes da frente. Os cuidados não são específicos, é mais questão de bom senso mesmo: procurar escovar bem os dentes e, pela posição das restaurações, evitar fumar… é o principal. Se você não fuma, ficou fácil. :)

      Daqui a uns anos haverá necessidade da troca dessas restaurações, mas isso é algo que acontece com qualquer restauração de resina.

  131. Só gostaria de parabenizar a sua iniciativa de fazer um site tão claro sobre o tema e se dispor a tirar as dúvidas de todo mundo. Adorei aqui! Desejo sucesso e voltarei mais vezes, pois ainda acho que tenho um pouco de medo de dentista. XD

    • Obrigada, Rafaela. Não é muito comum as pessoas comentarem simplesmente para parabenizar, mas quando isso acontece eu fico feliz da vida. :D Mais uma vez, obrigada. E se precisar, fico à disposição.

  132. Oi Doutora, tudo bem, fantástica sua iniciativa em nos informar a respeito de algo tão temido por muitas pessoas, parabéns! Restaurei esses dias um dente e o Doutor me informou que seria aconselhável eu retirar os sisos, pois a formação (por serem de difícil aceso na limpeza) facilitou a formação de cárie e poderá causar novamente em outros dentes. Existe perigo em retira-los? ( já ouvi relatos de hemorragias graves), dói muito kkk? Desde já imensamente grato.

    • Obrigada, Leandro. :)

      Se a sua saúde estiver ok, não há motivo pra esperar por complicações. Você tem algum problema cardíaco, de coagulação sanguínea ou diabetes? Se não tem, excelente. Até porque a extração de sisos é um procedimento feito com a anestesia local e com controle de sangramento relativamente simples. Vá tranquilo.

  133. Dra, olá. Tenho uma pergunta.
    Fiz a restauração de um pré-molar, após fazer um canal dois dias antes. Porém antes disso, passei quase um mês com um curativo muito alto e largo no dente, que mudou minha percepção de mastigação.
    Após a restauração feita eu não sabia se estava boa ou não. Sentia ela alta e a dentista foi diminuindo. Só que agora, uma semana depois eu sinto a restauração baixa demais. Ela está muito rente ao dente que já estava frágil. Parece um buraquinho invernizado. Pergunta: é posivel aumentá-la, tipo preencher com mais um pouco de resina, como uma nova restauração sem danificar o dente? Ou não tem mais jeito.

    • Marcelo, sim, é possível deixar a restauração mais alta DESDE QUE ela não interfira na sua mordida. Ou seja, o ideal é que uma restauração não seja nem alta nem baixa, e sim na altura certa. O maior prejuízo, porém, é sempre quando a restauração fica alta, pois cria-se um contato prematuro que pode gerar um monte de problemas. Esse texto fala sobre isso: http://medodedentista.com.br/2011/08/a-restauracao-ficou-alta.html

  134. Olá!
    Fui ao dentista e recebi a notícia de que tenho um dente cariado e terei que fazer restauração, mas estou com medo e não entendo nada a respeito. Esse procedimento dói? É indicado tomar alguma medicação antes para aliviar a dor? A restauração é um procedimento mais “leve”, quando a cárie ainda está mais “superficial”? Terei que fazer um tratamento de canal posteriormente?
    Também fico com vergonha do dentista e dos meus pais por ter cárie, pois na verdade foi descuido meu né.
    Ficarei muito grata se responder minhas perguntas.

    • Leilane, “restaurar um dente” significa remover a cárie e fechar a cavidade com um material odontológico, geralmente uma resina. Quanto menor a cárie, mais simples e rápido é o procedimento. Tratamento de canal só é necessário quando a cárie é tão grande que atinge o nervo do dente, o que não me parece ser o seu caso. Não há necessidade de tomar nenhum medicamento e, se for uma cárie pequena, provavelmente nem a anestesia será necessária. Vá tranquila, você vai ver que é mais simples do que você imagina. :)

      Gostaria que você lesse esse texto: http://medodedentista.com.br/2011/05/restauracao-ou-obturacao.html

  135. Boa tarde
    Tinha um dente que estava cariado, doía eventualmente após comer algo mais duro, etc.
    Semana passada fui ao dentista para remover, foi removida a cárie e a Dra. fez um curativo.
    Porém desde que saí do consultório preciso tomar medicação de 4 em 4 hs por causa da dor. Isso é normal Dra.?

    Obrigada.

    • Eu não diria que é normal, Carla, mas é bastante comum. A sua dentista deve ter aberto seu dente para fazer canal e, ao fechar com o curativo, criou-se uma pressão interna no seu dente que causa essa dor. Sugiro que você entre em contato com ela para que ela lhe oriente a respeito. É possível que esse curativo tenha que ser trocado.

  136. Opa, andei lendo aqui alguns posts e acho que tenho este problema, Porém em quase todos os dentes…
    Porque faz tempo em que eu fui no dentista e coloquei resina em 5 a 6 dentes, agora sinto que meus dentes estão parecidos com a da foto, e alguns como se a resina tivesse ficado mais clara e com o dente mais sensível, isso é normal?

    Tenho medo de que eu precise fazer canal em vários dentes e/ou restaurar muitos, Pelo histórico que já vi… Quando alguém diz CANAL é sinal de dor, e só tenho apenas 20 anos :/

    • Pedro, se já faz tempo que você fez essas restaurações, pode ser que essa sensibilidade que você relata nem tenha a ver com elas. Quanto a resina ficar mais clara, isso, via de regra, não acontece… o que ocorre é justamente o oposto.

      Nada do que você me disse me faz pensar que você precise de tratamento de canal. Eu acho que você pode ficar tranquilo.

  137. Eu acho que tenho algumas cáries que tão ali ó, faz tempo, mas ficam iguais desde sempre. Morro de agonia de dentista e o pior: vergonha. Vergonha de ir lá e ter cáries. E o pior que eu já fui em uma há um tempo e ela falou que eram rasinhas, não precisava arrumar ainda. Nessa onda dela, adiei mais ainda uma outra visita ao dentista. Agora vou numa dentista nova amanhã e a vergonha tá maior que nunca, né :/ E vergonha de pai e mãe de ter que contar depois que tive cárie? É caro fazer uma restauração pequena?

    • Babi, não há razão pra ter vergonha do dentista… afinal de contas, o nosso trabalho é esse. Acredite: a gente não se “assusta” com o que vê e pode ter certeza que você não é a pessoa com a pior saúde bucal do mundo ;). As pessoas têm uma tendência a achar que têm mais problemas bucais do que realmente existem e que só elas têm esses problemas. Mas não é assim. Quanto a pai e mãe… os dois nunca tiveram cárie? ;)

      Gostaria que você lesse esse texto: http://medodedentista.com.br/2010/11/vergonha-do-dentista.html

  138. Eu vou fazer uma restauração hoje, não só uma. E to com muito medo.

    • Laura, fica tranquila. Se forem restaurações rasas, nem precisa de anestesia. E se precisar, também não é um bicho de sete cabeças… é uma picadinha e tranquilidade pelo resto do atendimento. Fico aqui torcendo por você. :)

  139. Nossa, tenho medo de dentista, chorei duas vezes no dentista e nas duas vezes não deixei arrumar.

  140. Sempre estou me policiando quanto a isso! Já aconteceu de eu dizer “..então vamos fazer X restaurações durante o seu tratamento..” e o paciente responder: “Mas e as obturações, doutor?!”
    :)

    • Olá, reparei que há caries em alguns dentes, a maioria sao pequenas e 2 sao meio grandes, mas parecem ser superficiais, ou seja, n me parece funda e nao dói, entao queria saber a média de preço para fazer a restauraçao? E é cobrado por dente, ou por faces? E enquanto a resinas, quanto tempo elas duram? É necessario trocar de quanto em quanto tempo? Me refiro aquela da cor do dente*

      • Cristiano, é preciso procurar um dentista e fazer uma avaliação, não existe “média”, cada caso é um caso. Uma cárie pode ser superficial visualmente mas ENORME por dentro… então é preciso avaliar. Ainda, cada dentista faz seus próprios honorários, não há uma tabela de valores obrigatória. Geralmente se cobra por restauração, ou seja, se 1 dente tem 2 cáries, cobra-se por 2 restaurações, mesmo que no mesmo dente. Mas pode ser que o dentista cobre diferente (como eu disse, cada dentista pode cobrar como achar melhor). Restaurações de resina geralmente duram até 5 anos, mas isso depende muito dos hábitos de higiene e alimentação do paciente, então podem durar 2 anos ou até 10 anos. Varia.

  141. Ah… é assim que chama a massinha que eu tenho biturada no meu dente? :P

  142. Para Dra Ana eu digo “Restauração” Para Seu Tonho eu digo Obturação. Quem não se comunica se…

    Excelente texto, doutora!

    • Exato, Geisson! O importante é ser claro… e devolver o sorriso a quem precisa. :)

      • Olá,
        Eu fui ao dentista e disse a ele do que se tratava no meu dente (estava doendo mas eu nao sabia diferenciar a dor) ele disse q ia ser preciso fazer um canal, ai eu tipo que pirei sabe, eu nunca fiz nada do tipo em meu dente, mas esse dente (molar) sempre me trouxe mtos problemas, daí eu fui no upa pra ter um atendimento odontologico o mais rapido possivel (porqueestava doendo), entao a dentista começou mexer no meu dente, ela removeu toda a carie e disse q nao ia ser preciso fazer um canal, ai eu fiquei mtoo feliz, ela fez uma obturaçao e botou uma massinha permanente, mais deu um buraco na massinha em tres dias após a obturaçao, ai começou doer mto, voltei la, e ela disse q nao tinha condiçoes de ter uma carie la, pq ela ja tinha removido tudo, ai ela limpou e refez a obturaçao com uma massinha diferente (massinha branca, mto branca) agora um lado dela se soltou, mas ela continua com o buraco tampado normal, se caso ela se soltar o que pode ser e porquê isso aconteceu? :/ Ddevo me preocupar mto?
        Desde ja agradeço, >.<'

        • Lauanna, pelo que entendi sua dentista colocou uma “massinha” provisória, então seria preciso fazer a definitiva. Esse tipo de material não dura muito tempo mesmo, por isso é preciso trocar (e não dá pra ficar sem nada).

Comente ou pergunte!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>