Aparelho Ortodôntico… eu quero!

Todo adolescente que tem dentes quer usar aparelho. Veja bem , eu disse que “quer“, não que “precisa”. Temos que admitir: tá na moda. Nem todo desconforto do mundo é capaz de tirar a graça de trocar a cor das borrachinhas todo mês. 🙂

Uma de cada cor! 🙂

Sempre que um paciente vem ao meu consultório com a intenção de começar um tratamento ortodôntico a primeira pergunta que eu faço é: “Por que você quer por aparelho?” Até dou umas opções de resposta, porque quase sempre o cara fica mudo ou diz que é porque o dente dele é torto. Acho importante saber o motivo dele ter me procurado… dentes tortos? Algum tipo de dor? Outro dentista sugeriu? Está sendo alvo de bullying na escola? Todo mundo tem e você também quer?

Na avaliação inicial procuro explicar para o paciente que tipo de problemas oclusais ele possui, e SE os possui. Acho essencial. O paciente precisa entender qual o problema dele, principalmente se não for um problema assim tão óbvio para um leigo. Quando os dentes são muitos tortos, é mais fácil enxergar a ação do aparelho ortodôntico durante o tratamento. Mas quando o problema é essencialmente oclusal e a estética é relativamente boa, não é incomum ouvir que “… o doutor só fica trocando as borrachinhas, não faz mais nada!” 😮

Os problemas oclusais têm muitas causas. O mesmo problema, inclusive, pode ter diferentes motivos pra existir. Por isso, só uma avaliação individual pode responder perguntas mais específicas sobre COMO uma má oclusão se instalou. Mas, estando presente, pode se apresentar de várias formas. Os problemas mais comuns de quem chega procurando um tratamento ortodôntico são:

  • Mordida cruzada: é história da tampa e da panela (mesmo pra quem nasceu frigideira) :D. Pense na tampa como os dentes de cima e na panela como os dentes de baixo. Os dentes de cima devem vir “por fora” dos dentes de baixo quando você morde. Quando isso não acontece em qualquer lugar do arco, quer dizer que a tampa é menor que a panela, ou seja, os papéis se invertem. Essa é a mordida cruzada, que pode trazer problemas de ATM (articulação temporomandibular), principalmente se for unilateral.
  • Mordida aberta anterior: está presente quando os dentes da frente não se encostam na hora de morder. A pessoa só morde com os dentes do fundo. Como causas frequentes podemos citar os hábitos de sucção infantis (dedo e chupeta) e a respiração por via bucal (a pessoa que troca o nariz pela boca na hora de respirar).
  • Mordida aberta posterior: é o contrário. A pessoa só morde com os dentes da frente. Não é muito comum.
  • Mordida profunda: é quando a tampa “esconde” a panela. Os dentes anteriores de cima cobrem os de baixo, e a pessoa morde mais “fundo” do que deveria.
  • Apinhamento dentário: dá-se quando o espaço disponível para os dentes nascerem é limitado, então os dentes ficam todos tortinhos, uns em cima dos outros. É muito comum nos dentes inferiores anteriores. Há quem chame de “dentes encavalados”. E às vezes, não tem jeito: alguns dentes precisam ser extraídos para que os outros caibam no arco.

Existem muitos outros problemas oclusais, mas os que citei já descrevem uma boa parte dos casos que chegam ao consultório. É possível que você possua um ou mais deles, em grau maior ou menor. O importante é que você conheça seu problema e saiba que ele tem solução. Claro, nem sempre é uma solução simples. Para casos em que o problema é também esquelético, ou seja, não é apenas uma questão de dentes tortos mas de “ossos desfavoráveis”, a cirurgia ortognática entra na equação para se chegar ao melhor resultado. Isso, se for da vontade do paciente, é claro.

Agora você está apto para marcar sua avaliação. E finalmente compreendeu que o trabalho de um ortodontista não é trocar a cor das suas borrachinhas todo mês. Eu sei que às vezes parece. Mas não é. 😀

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Ortodontia

Marcadores:

847 comentários

  1. Olá doutora!
    Instalei o aparelho fixo da parte superior ha 3 dias e junto com esse aparelho foram instaladas “massinhas” na parte de baixo de dois dentes (um de cada lado), porém essa massinha está incomodando muito e do lado esquerdo dói muito quando tento mastigar ou encosta sem querer no dente de baixo. Percebo também que a massinha do dente esquerdo bate primeiro no de baixo do que a massinha do lado direito (que só incomoda pra mastigar por ficar alta mas não dói).
    Gostaria de saber se essa diferença de altura é normal, pois pra evitar sentir dor acabo ficando com a boca meio torta apoiando apenas o lado direito da boca.
    Obs. O dente que dói é o mais torto da boca e o que fica junto dele também dói.
    Alguma dica para aliviar a dor? Posso tomar um analgésico? Essa diferença de altura entre as massinhas é normal? Vou me acostumar com esse desconforto pra mastigar?
    (Tenho 17 anos)
    Grata.

    1. Imagino que seu dentista tenha feito um “levante”, Gloria… a ideia é manter a sua mordida aberta. É preciso que os dois lados estejam iguais, um lado não deve tocar no arco oposto antes do outro. Sim, você pode tomar um analgésico, mas é preciso corrigir isso. Converse com o seu dentista.

  2. Doutora, me ajuda por favor?
    Quando tiramos os aparelho fixo o dentista deve lixar nossos dentes para manter todos do mesmo tamanho e retos embaixo?

    1. Não, Steicy. Os nossos dentes não são todos retos embaixo, a não ser que haja desgastes. E não é indicado esse tipo de desgaste pelo dentista. Os incisivos centrais são mais “compridos”, mais ou menos do tamanho dos caninos, e os incisivos laterais um pouco mais “curtos”. Assim é natural e bonito.

  3. Olá doutora!
    Estou com o aparelho fixo há 1 ano e 9 meses. Uso os elásticos (triângulo) e a dentista disse que já está tudo perfeito, estou na reta final do tratamento. Só preciso aguardar a calcificação nesta posição e para isso continuar usando os elásticos.
    Sei que cada caso é um caso, mas quanto tempo pode demorar essa calcificação para que eu retire o aparelho?

    Obrigada!

  4. Olá! Coloquei ha poucos dias o aparelho para correção da mordida profunda. Como tem pouco espaço entre o aparelho e os dentes da frente, tenho que forçar para passar fio dental. Posso acabar descolando fazendo isso? Devo passar fio dental entre o dente e o arco que segura este aparelho? Desde já obrigada!

  5. Bom dia, meu filho colocou aparelho em agosto na parte de cima, o dentista quer agora colocar na parte de baixo… mas o problema dele era em cima, nao vejo problema nenhum na parte de baixo… podemos recusar por na parte de baixo? Obrigada.

    1. Sandra, o tratamento ortodôntico não consiste apenas no alinhamento dos dentes, mas na obtenção da melhor relação entre os arcos superior e inferior. Não dá pra fazer isso (salvo em raríssimas exceções) sem instalar o aparelho na parte de cima e de baixo. Se vocês não quiserem isso, sugiro que interrompam o tratamento e removam o aparelho. O dentista / ortodontista não tem como continuar o tratamento se o paciente ou o responsável não estão dispostos a se submeter ao plano de tratamento.

  6. Doutora, o meu problema é aquele que a Sra. mencionou… a tal mordida cruzada, eu queria saber se o aparelho dentário corrige esse problema ou se será necessário uma intervenção cirúrgica, e quais seriam as possíveis causas desse problema. Tenho um outro problema, os meus dentes são semelhantes aos de um vampiro e sou muitas vezes chamada assim e queria saber se também o aparelho dentário corrige esse problema.

    1. Sim Jusseila, o tratamento ortodôntico corrige a mordida cruzada. Cirurgia só é necessária quando a causa do problema é também óssea, não só dentária. As causas podem ser várias, depende do caso. Seus dentes serem “pontudos” não é um problema em si, mas essa característica pode ficar mais evidente se eles estiverem mal posicionados. Nesse caso, o aparelho ajuda a melhorar isso, sim. Procure um ortodontista pra avaliar.

    2. Ola, já fiz tratamento ortodôntico e não consegui cumprir com o tempo determinado pelo ortodontista. Retirei o aparelho e faz cinco meses que meus dentes estão entortando e voltando a ser como era, e agora percebi mobilidade. Procurei um ortodontista próximo a minha casa e ele disse que está normal.
      Você acha que é normal depois de cinco meses de ter retirado o aparelho os dentes ficaremcom mobilidade? Nesse caso tenho que usar aparelho novamente para consertar? Existe caso assim, que quando se tira o aparelho dps de meses os dentes ocorrem mobilidade? É quase um dos casos que li aqui.

      1. Kamile, se o outro ortodontista avaliou e não viu problema, não há mobilidade. Pelo menos não uma mobilidade que traga preocupação. Uma pequena movimentação do dente quando se empurra ele com o dedo, por exemplo, é normal, já que os dentes não são fixos diretamente no osso, mas entre a raiz e o osso há uma série de fibras chamada “ligamento periodontal”, que oferece um certo “amortecimento” aos dentes.

  7. Oi dra. eu tirei o meu aparelho, estou usando de conteção tanto em baixo quanto em cima vai fazer um mes q uso, e agora estou percebendo q os dentes de baixo foram para trás, parece q nao tem espaço para lingua, encosto na conteção mas consigo falar, é normal nao ter esapaço na lingua com dentes de baixo?

    1. Eliane, a contenção de baixo é removível (aparelho) ou fixa (um fiozinho colado na parte de trás dos dentes)?

  8. Olá doutora!
    Eu coloquei o aparelho fixo não faz nem dois meses, primeiro eu coloquei o superior, e essa semana eu coloquei o inferior, o problema é que meus dentes de cima ficam pegando no aparelho inferior, isso é normal?

    1. Rafael, acontece, mas o ideal é que seja assim. Entre em contato com o seu ortodontista pra ele avaliar e corrigir isso.

  9. Dra, eu fui ao dentista com 14 anos para fazer orçamento do aparelho, mas acabei enrolando e não coloquei ainda. Tenho 19 anos. Ele disse que minha mordida é correta (na época), no caso o aparelho era só pra corrigir os dentes tortos mesmo, e ele disse que eu só precisaria colocar por um ano. Você acha que depois desses anos o diagnóstico continua o mesmo?

  10. Meu dente de cima na hora que empurro ele com os dentes de baixo percebo que os de cima são bambos, isso e normal? Tirando isso não da pra perceber que ta bambo, isso e normal?

    1. Até certo ponto é, Henrique. Os dentes não são fixos diretamente no osso, há uma “amortecimento” entre a raiz e o osso chamado “ligamento periodontal”, que dá essa pequena mobilidade. Se você acha que é mais que o normal, procure um dentista pra avaliar.

      1. Olá, eu usava o aparelho fixo ha 2 anos e tirei antes do tempo. Faltava 1 ano para terminar e tirei. Dps de 4 meses meus dentes de baixo onde mais doía quando apertava o aparelho, ficaram bambos, “bem pouco”. Fui ao ortodontista, pedi ela que avaliasse, ela disse que não tem nada, e solicitou um raio x, e eu fiz o raio x levei a ela, ela flw que não consta perda óssea, gengivite nem nada disso. Que é pelo tempo que usei aparelho e tirei antes do tempo, ate pq apertava mt. E como minha mordida e aberta ta encostando no céu da boca. Ela ajustou um pouco e disse pra eu ficar despreocupada, são os quatros dente de baixo da frente e um do lado. Ela disse que até poderia usar novamente. So da pra perceber que ta bambo quando coloca os dois dedos. Mas é bem pouco a mobilidade, ela mesmo disse q o grau dessa mobilidade e bem mínima. Que não e pra me preocupar que minha gengiva e toda saudável. Será que é isso msm? Fico com medo!!!

        1. Brenda, se sua dentista avaliou e julgou tudo ok, é isso mesmo. Não acho que você precise se preocupar. Se por acaso essa mobilidade aumentar, procure sua dentista pra reavaliar.

          1. Nesse caso vc acha que devo usar contenção ou terminar o tratamento ortodôntico?
            O raio x eu ja fiz, está tudo OK pela dentista.

          2. Se você removeu o aparelho há meses, não faz sentido usar contenção agora. Se você quiser voltar com o tratamento ortodôntico, nada impede. Fica a seu critério.

        2. Ha alguma possibilidade de quando se tira o aparelho antes do tempo e passar alguns meses os dentes voltarem a entortar e envolver uma mobilidade pequena, mesmo o dentista avaliando e dizendo que está tudo OK?
          Ja usei aparelho, retirei antes do tempo, percebi de alguns meses entortar meus dentes, e os dentes onde mais doía quando apertava percebi com mobilidade, e minha dentista disse que está tudo bem. E nesse caso o que devo fazer? Voltar a usar novamente?

          1. Myrella, se não foi usada nenhuma contenção, sim, os dentes podem voltar a entortar novamente, mesmo que só um pouco. Quanto à mobilidade, se sua dentista avaliou e não viu problema, eu não me preocuparia. Os nossos dentes não são fixos diretamente ao osso, eles têm uma “amortecimento” chamado “ligamento periodontal”. Talvez a mobilidade que você sente seja a do ligamento periodontal, que é normal.

          2. Olha, a dentista me disse que o grau dessa mobilidade e pouco sabe, que e mt mínima mesmo, são de cinco dentes da frente na parte de baixo. Você acha que é normal depois de 4 meses da retirada os dentes entortarem e ter um mobilidade mínima? E ja tem tres meses que estão assim com a mobilidade dps dos quatro meses q tirei. Fui a dentista avaliar umas 6/7 vezes e ela fala que está normal e que eu estou ficando com o psicologico abalado. Pq a mobilidade e bem pouca mesmo, só da pra ver se colocar o polegar e o indicador pro lado de fora e tentar balançar, fora isso meu dente está duro, nao incomoda nem nada. So que estou preocupada mesmo ela me dizendo que está tudo certo e pra me despreocupar. Será que não volta a endurecer?
            Ela disse que posso usar aparelho novamente, mas que não vai colocar enquanto eu não tirar da cabeça isso.

          3. Se a dentista avaliou e não há mobilidade significante, fique tranquila. Pela sua descrição, não tem nada errado com seu dentes.

  11. Oi Dra. Ana, hoje coloquei o tal do levante para corrigir a mordida profunda. Quanto tempo em média a pessoa tem que ficar com esse levante? Será que que mês que vem já vou tirar? Pergunto isso porque a minha dentista falou que já vou colar o aparelho na parte de baixo no próximo mês. Tem alguma dica para higienizar corretamente o aparelho levante, já que fica um espaço entre ele, os dentes e o céu da boca? Abração.

    1. Vinícius, só será possível remover o levante quando o aparelho inferior “couber” sem ele. E isso pode levar meses, afinal é preciso corrigir a mordida profunda pra isso. Use um passa-fio pra passar o fio dental entre o aparelho e o céu da boca, e procure forçar a passagem de enxaguante bucal, ou água mesmo, entre o aparelho e o céu da boca, pra remover resíduos.

  12. Olá, doutora. O uso do aparelho dentário proporciona uma melhora na aparência do perfil do rosto da pessoa?
    Abraços.

  13. Olá Dra. Ana. Tirei meu aparelho recentemente, dois meses. Estou usando a contenção fixa e a móvel. Tenho um lado da arcada inferior que o osso é mais alto que o outro lado, isso é na região do canino. Lembro que durante o tratamento houve momentos que os dentes da frente (superiores) encostavam com um dos dentes inferiores. Isso foi sendo corrigido com o tempo. Agora percebo que esses dentes da frente inferiores estão querendo encostar com os superiores. Será que terei que usar novamente aparelho na arcada inferior? Depois que tirei o aparelho, tive que mudar de ortodontista. Obrigada e um abraço.

    1. Simone, depois que se remove o aparelho fixo, mesmo usando as contenções, os dentes podem se “reacomodar” um pouquinho. Isso, em si, não razão pra ter que usar aparelho novamente, nem o fato dos dentes anteriores inferiores estarem encostando nos dentes superiores. Alguma recidiva é esperada, mesmo.

  14. Olá doutora, tudo bem? Doutora, é necessário que se consiga encostar os dois dentes da frente de cima nos dois da frente de baixo? Pois os meus caninos encostam primeiro impedindo que eu consiga. E já vou retirar o aparelho. Obrigada e parabéns pelo post! Beijos.

    1. Não Mari, o ideal é que haja uma diferença de uns 2 mm na horizontal, o que se chama “trespasse horizontal”. Deve ser esse o caso.

      1. Olá! No meu caso, sempre que fecho a boca, os incisivos de cima encostam nos de baixo e, pelo que disse, os de cima devem ficar na frente. Eu percebi (com meus leigos olhos) que os incisivos de baixo parecem estar tortos para frente. Sei que é necessário olhar para avaliar melhor, mas só pela descrição é necessário alguma operação ou aqueles aparelhos robôs que ocupam o rosto inteiro ou só aquele tradicional resolveria o problema? (e de quanto é a duração, mais ou menos, desse tratamento) Obrigado!

        1. Felipe, pela sua descrição você morde topo a topo e, realmente, o ideal é que os dentes de cima fiquem um pouco à frente dos de baixo. A questão é: seu problema é só dentário, só ósseo ou uma combinação de dentário e ósseo? Se for só dentário ou levemente ósseo, deve ser possível tratar só com aparelho ortodôntico fixo (o convencional). Se for ósseo e mais severo, só com cirurgia (aí usar só o aparelho até piora o problema). Procure um ortodontista pra avaliar (até porque, sem saber qual o seu caso, é impossível sugerir um tempo de tratamento).

  15. Bom dia !

    Gostaria de uma informação sobre elásticos intra orais, eu uso eles ha alguns meses e eles realmente funcionam super bem ! E assim, tinha mordida aberta e perto do que já foi um dia, meus dentes estão super alinhados, porem tenho a sensação de que se eu ficar algumas horas sem usar os elásticos meu dentes criam novamente uma abertura, não ficando perfeitamente fechados, acredito q isso não seja normal, no começo eu não usava corretamente, mas nos dois últimos meses estou usando corretamente e vou tirar o aparelho na próxima consulta e to com medo de a mordida voltar como era antes…

    Minha duvida é se meu medo tem fundamento… e caso eu volte e tenha q usar aparelho fixo novamente, qdo retirar o móvel q fiz pode ser ajustado e reutilizado por mim?

    1. Fabiana, seu medo tem fundamento, pois sempre há um potencial de recidiva, ou seja, os dentes, após a remoção do aparelho fixo, tendem a se “reacomodarem”, o que pode causar movimentações dentárias indesejadas. Por isso é que se usa o aparelho removível como contenção após a remoção do fixo. Não, o aparelho removível não pode ser reutilizado após um segundo tratamento ortodôntico.

  16. Olá, eu nunca tinha ido ao dentista, minto, fui uma vez quando tinha 7 anos e meus dentes sempre foram perfeitos e bonitos, mas hj decidi ir no dentista e ele disse que eu tenho a mordida torta e um pouco desalinhada e ele disse que eu tenho que usar aparelho fixo em cima e em baixo com elástico puxando os dentes de trás, pois mais p frente com uns 40 anos eu posso perder dentes por causa disso e tals. Tenho 18 anos e nao vejo necessidade de eu usar aparelho, sendo que ele disse que o tratamento com o aparelho seria de um ano e meio a dois. Preciso mesmo usar aparelho? Nao fui muito convencido por ele.

    Ah, e ele disse para mim também que meus caninos não estão tao afiados, que tinham que estar mais afiados, faz mal isso também?

    1. Mario, o uso de aparelho pode trazer vários benefícios mas, na ausência de dor ou outros sintomas relevantes, você não é obrigado a usar se não quiser. É comum que haja algum desgaste nos caninos, não é um problema, em si. Esse desgaste pode ou não ser consequência do mau posicionamento dentário.

  17. Boa noite 🙂 Coloquei aparelho faz 6 dias rs Já tô conseguindo comer direito kkkkk tava meio dificil por causa da sensibilidade. Tenho a mordida aberta, mas por incrível q pareça chupei chupeta por pouquissimo tempo. Sempre tive a frente do sorriso abertinha kkkkk até q os sisos nasceram quando eu tinha 17 anos e os dentes da frente superiores começaram a entortar. Depois de muito tempo decidi colocar o aparelho, até q estou me adaptando bem, mas tenho medo de ficar com a gengiva inchada ou cobrindo os dentes, como vejo muito nas imagens do Google e em alguns amigos. Andei pesquisando e vi q isso é falta de higiene, então estou usando bastante fio dental, toda vez depois que como. Mas ainda naum comprei a escova interdental, nem sabia que precisava, minha dentista so falou sobre fio dental e mais nada. Ela me deu um prazo mínimo de 3 anos pra mordida ficar certa, achei bastante tempo. Mas agora vendo alguns comentários, parece razoável.
    Bem, melhor coisa foi colocar as borrachinhas azuis, saí do consultório rindo a bessa pra todo mundo ver kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Mas so coloquei aparelho nos dentes superiores, a dentista pediu pra eu voltar daqui a duas semanas pra ela colocar os de baixo, e extrair 2 pré-molares de cima.

      1. Bom dia. Frequento um dentista popular, e faço manutenção mensal do aparelho fixo por R$ 60. Coloquei o aparelho porque meus dentes da frente eram um pouco tortos e pra frente como os de um cavalo… Gostaria de saber se somente esse aparelho fixo irá ajeitar minha arcada dentária superior, para ela não ser mais tão pra frente como de um cavalo? Pelo preço que pago na manutenção, acredito não ser de qualidade… Tenho medo que não resolva esse defeito, todavia, meus dentes superiores já se alinharam.

  18. Boa tarde, Dra.
    Esse levante de que vcs falam é uma massinha azul endurecida que é colocada no (s) último (s) dentes superior (es)? Coloquei aparelho há três dias e essa massinha tem me incomodado muito!! Não consigo mastigar direito e mal sinto o gosto dos alimentos. O dentista marcou minha volta daqui a 45 dias para a montagem do aparelho nos dentes superiores, pois só foi feita a dos inferiores. Esse levante costuma ficar qto tempo? Está difícil até pra falar.

    1. Parece ser um levante sim, Lilian. Incomoda bastante, principalmente pra mastigar, mas o paciente vais e habituando ao uso. O levante costuma ficar até que o problema que motivou seu uso se resolva (uma mordida profunda, por exemplo), o que pode levar meses.

  19. Oi Dra. Ana!
    Tenho 21 anos e estou com reabsorção nos incisivos centrais. Sinto que eles estão moles e, as vezes, ouço uma espécie de estalo e sinto como se eles se movessem como dente de leite. Gostaria de saber se eles podem cair facilmente, ou com alguma batida ou simplesmente por morder algo mais firme?
    E, gostaria de saber também, se o uso do aparelho móvel ajuda na estabilização ou piora a reabsorção.
    Desde já obrigada. 🙂

    1. Renata, dificilmente seus dentes cairiam espontaneamente… a não ser que a reabsorção progrida pra que não haja mais nenhuma raiz, e pode ser que a sua esteja estabilizada, não sei. Se você bater os dentes, sim, eles eventualmente podem cair, e poderiam mesmo que a raiz estivesse inteira. Não acho que o uso de contenção removível interfira nisso, nem ajudando, nem atrapalhando.

  20. Boa tarde, Dra.

    Minha mordida profunda melhorou bastante com o uso do aparelho fixo, levantes e elásticos.
    Agora, após 2 anos de tratamento, minha dentista retirou os levantes e os molares superiores e inferiores estão demorando a encostar… Existe alguma técnica mais atual que possa auxiliar os molares a se encostarem com mais rapidez?

    1. Juliana, em parte isso deve acontecer espontaneamente. Onde não acontecer, sua dentista deve usar elásticos pra fechar.

  21. Tenho uma pergunta, quando fecho a boca meus dentes de baixo ficam para trás e os de cima ficam na frente, isso é algum problema ?

  22. Olá Doutora!

    Recentemente coloquei aparelho fixo nos dentes de cima, que sempre foram pra frente e me incomodavam/incomodam esteticamente, volta e meia eu sentia dor no céu da boca, onde os dentes de baixo topavam. A dentista disse que tenho mordida muito profunda, e por causa disso ela colocou a placa de levante dois dias atrás. Eu perguntei se conseguiria comer normalmente como antes e ela falou que sim, mas quando cheguei em casa, percebi que não consigo nem mesmo mastigar, meus dentes de cima nem topam mais nos de baixo, não consigo triturar os alimentos e sempre que tento sinto muita dor, o que acontece no lado esquerdo de dentro da boca quando acordo também. É assim mesmo? Quanto a fala, não consigo falar o “s” bem, mas já tinha usado aparelho móvel e isso aconteceu na época, então acho que é normal. Queria saber quanto tempo vou continuar falando assim. Até o fim do tratamento? E se o tratamento for longo? Tem alguma dica pra melhorar a fala e solucionar a dificuldade na mastigação?

    1. O levante incomoda, sim. Sua dentista é que foi “otimista” ao dizer que você comeria e falaria normalmente. Não é assim tão simples, mas é possível se adaptar. Você certamente não vai usar o levante até o fim do tratamento, ele será removido antes. Até lá, é questão de se adaptar.

  23. Olá, doutora!
    Usei aparelho fixo por três anos. Logo depois usei a placa de contenção por um pouco mais de um ano. Isso porque certo dia, tirei-a para comer e não consegui encaixá-la novamente. Fui ao meu dentista, que tentou ajustá-la, mas disse que era o máximo possível. Sai de lá sem haver como ficar com ela (realmente me machucava muito). Agora, depois de quase quatro anos, fui ao dentista fazer uma visita de rotina. Perguntei sobre a minha mordida e ele respondeu que está ok e que apenas um dos meus dentes havia entortado um pouco (o que já havia percebido e que me incomodava muito). Ele disse que não compensava colocar o aparelho fixo novamente só por causa desse dente, mas que como eu não estava usando a placa de contenção, era viável que voltasse a usá-la.
    Voltei a usar a placa só que o que está me incomodando é que toda vez que a tiro, tenho a impressão de que minha mordida não está tão correta como antes, está “saindo do lugar”. Isso é normal? Além disso, quando tirei o fixo já havia notado que nem todos os meus dentes estavam “retinhos”. Isso também é costume acontecer?

    1. Sim Thay, é esperada alguma recidiva (movimentação dentária não desejada) depois da remoção do aparelho fixo. Você fez uma nova contenção? Pergunto porque você disse que ela não entrava, mas agora voltou a usar… e se por acaso é a antiga que você voltou a usar, ela deve ter entrado “apertada”, e isso deve modificar um pouco a sua mordida, sim.

      1. Na verdade, foi feita uma nova contenção. Minha mordida estava correta, mas agora apenas os dentes do lado esquerdo se encaixam corretamente, ao passo que os do lado direito nem se encostam. Isso é normal? Porque estou ficando preocupada… Caso minha mordida realmente saia do lugar terei que usar o aparelho fixo novamente?

        1. Entendi. A nova contenção deve ter “mexido” um pouco com o encaixe dos dentes, mas não acho que seja o caso de um novo tratamento ortodôntico. Talvez seja só preciso fazer um ajuste oclusal, pra que os 2 lados encostem por igual ao morder. Converse com o seu dentista.

  24. Adorei seu blog e sua atenção com os leitores, você é incrível! Coloquei aparelho fixo convencional tem 2 dias e pesquisando descobri o aparelho autoligado e estou bem arrependida, pq pelo que pesquisei ele resolve o problema bem mais rápido e causa menos dor. O que me incomoda nos meus dentes é apenas 1 dente que está subindo em cima dos outros formando uma gretinha, e pelo que li aqui não tenho nenhum dos problemas citados. Gostaria de usar aparelho o menor tempo possível e a ortodontista me deu prazo de 1 ano e meio a 2 anos 🙁 você acha que vale a pena abandonar meu tratamento e buscar algum lugar onde coloque o autoligado? O autoligado é bem mais caro que o convencional? Quero tomar essa decisão antes de terminar a montagem do aparelho… Obrigada desde já!

    1. Obrigada, Amanda. 🙂

      A diferença de tempo de tratamento (ou de possibilidade de dor) entre o aparelho convencional e o autoligado não é tão grande assim… aliás, é até difícil de determinar. Eu, se fosse você, não trocaria de aparelho agora… o prazo que seu ortodontista propôs é razoável, e realmente não dá pra afirmar que, se você trocar para o autoligado, seu tratamento será mais rápido. Em termos de valores, a diferença não é muita, também.

  25. Tenho mordida profunda e gostaria de colocar o aparelho, mas esteticamente falando eu gosto do perfil do meu rosto do jeito que está atualmente. Tenho medo de colocar o aparelho e resolver o problema da mordida porém minha expressão facial não ser mais a mesma. Se eu colocar o aparelho, o que poderia mudar no meu rosto?
    E quais as consequências de eu não usar aparelho?

    1. Vitória, se o problema maior é a mordida profunda, dificilmente haverá alguma mudança relevante no seu perfil. Aparelhos ortopédicos e extrações é que costumam causar mudanças no rosto. Se você não usar aparelho e estiver satisfeita com a estética atual… fica assim como está, sem problema. 😉

      1. Oi, meu dente é torto, pois quando estava nascendo eu ficava colocando a lingua, eu queria saber se eu vou ter q usar freio de burro mesmo ou eu posso usar o aparelho comum que quase todos usam?
        Obgd desde ja.

        1. Cibelle, o AEB (aparelho extrabucal) não é usado em todo caso, nem na maioria deles. Em princípio, você deve usar o aparelho fixo convencional… mas não posso afirmar isso só com base no seu relato. Esse tipo de aparelho (AEB) é usado pra distalizar molares (levar os molares mais pra trás), e não sei se isso é necessário no seu caso (e mesmo se for, há outras formas de fazer isso). Procure um ortodontista pra avaliar.

  26. Boa tarde doutora !!
    Tenho 24 anos, e coloquei o aparelho fixo faz uma semana.
    Na ultima consulta o doutor me informou que eu tenho que usar AEB para dormir, pois meus dentes de cima são um pouco mais pra frente que os de baixo.
    A pergunta é a seguinte: usando o AEB pode acontecer dos meus dentes entortarem ? Ou ficarem separados na frente por causa do espaço que está “abrindo” ?
    E quanto tempo geralmente se faz o tratamento com o AEB ?

    Aguardo resposta !!
    Obrigada 🙂

    1. Stephanie, o AEB é um aparelho distalizador, ou seja, ele leva os molares mais pra trás pra encaixar a mordida. Esteticamente não faz muita diferença, o que ele faz não aparece nos dentes da frente, por exemplo. O tratamento com o AEB pode durar meses, depende da movimentação pretendida e do seu compromisso em usá-lo direitinho. 😉

  27. Boa Noite, Ana!

    Tenho 22 anos e preciso por aparelho, pois tenho 2 dentes de leite, que vou precisar trocar por implantes, meu dentista disse que caso eu queira por aparelho o momento é agora.
    Eu não quero por o aparelho convencional, por motivos estéticos e tempo de uso, mas tenho reabsorção dentária, e o dentista disse que não posso por braquetes autoligados, eu realmente não posso? A única opção é o convencional, ou eu posso por o Clear Aligner por exemplo?

    Obrigada 😀

    1. Débora, se dá pra colocar o convencional, na minha opinião, dá pra colocar o autoligado. Mas eu não conheço o caso, pode haver algum detalhe técnico específico que eu não saiba. Também não vejo restrição, em princípio, pra utilizar o clear align.

  28. Dra, Boa tarde!

    Coloquei o aparelho fixo nos dentes de cima faz 3 dias, minha mordida era perfeita, o aparelho é apenas para corrigir um pequeno espaço entre os dentes da frente, agora notei que meus molares não estão mais encaixando perfeitamente, minha mordida não esta mais encaixando e isso incomoda muito para comer. Parece que tem tipo uma massa no molar e esse espaço está fazendo a mordida ficar fora, isso é normal?

    Obrigado.

    1. Wellington, não é normal, não. Essa “massa” deve ser a sobra do cimento da banda, por exemplo. Entre em contato com o seu dentista e relate o problema.

      1. Dra. deve ser esse cimento mesmo que está atrapalhando, ele me disse que iria cair essa sobra mas não caiu. Vou verificar com o dentista, obrigado e parabéns!

  29. Doutora, como vai? ME AJUDA PFV kk

    Dia 19 de fevereiro eu tava num acampadentro dos Adolescentes da igreja do qual faço parte e aí comemos pipoca (sei que não deveria, mas achei que não teria problema se eu “comesse com cuidado”). Nisso, o braquete do pré superior esquerdo soltou e então ontem (dia 7) eu fui lá na clínica para a consulta que já estava marcada pra colocar a parte de baixo do aparelho, aproveitando, colar outro braquete no pré. Só que depois que coloquei embaixo, o meu 1 pré superior direito batia um pouco no braquete do 1 pré inferior direito e aí hoje esse braquete soltou. Vou hoje mesmo de novo na clínica pra consertar, mas sexta feira (dia 11) eu tenho que ir ensaiar pra cantar na Igreja e estou com medo do meu dentista ter que colocar levantes pra que não batesse mais (não tenho mordida profunda, mas esse pré bate no braquete) e aí eu não poder ensaiar (já que vai ser meu primeiro ensaio pra eu entrar pra Equipe de Louvor)! Um problema que me deixa preocupada também, é que esse meu pré que teve o braquete descolado está com uma pequena parte da coroa coberta por gengiva (minha dentista disse que era porque minha boca é pequena e então esse dente teve certa dificuldade pra erupcionar), sendo assim, se meu dentista recolar um pouco mais pra baixo, vai quase (ou vai mesmo) encostar na gengiva… será que terei q usar levantes? Com os levantes eu com certeza não conseguiria cantar, né?

    Obrigada 😀

    1. Não acho que seja caso pra levantes, Karen. Às vezes é só questão de colar o bráquete um pouquinho mais pra baixo/ cima e aguardar a movimentação dentária, de forma a permitir a colagem no lugar certo. E não, os levantes não impediriam você de cantar.

  30. Olá Dra…
    Então, acabei de sair do dentista, ele diz que a minha mordida está correta, e realmente está… Porém, a minha arcada dentária de cima é um pouco pra frente e me incomoda muito, pois deixa minha face para frente! Ele disse que pra solucionar eu teria que tirar os dois primeiros molares de cima e os dois primeiros molares debaixo… Está certo? Eu não poderia no caso tirar os dois últimos molares de trás e usar aparelho e o problema resolveria? Aguardo sua resposta! Obrigada!

    1. Não, Gabriela. Se a ideia é trazer pra trás os dentes anteriores, via de regra os dentes extraídos são os primeiros PRÉ-molares (creio que foi isso que o seu dentista propôs). Extrair os sisos (ou segundos molares, por exemplo) não criaria o espaço necessário, a mecânica seria bem complicada.

  31. Olá! Comecei ontem meu tratamento ortodôntico! Porém, tenho medo de uma coisa… Meus dentes superiores tem um espaço de mais ou menos 2 a 3 milímetros entre os 2 dentes da frente, quero que feche esse espaço… Porém tenho o queixo levemente para frente… E alguns espaços de menos de um milímetro para fechar. Fechando os dentes, a tendência é inclinarem-se para trás! Resumindo, será que meus dentes de cima não ficarão muito para trás? Obrigada.

    1. Pamela, sim, a tendência é dos dentes de cima irem mais pra trás. Mas seu dentista está atento, ele nunca vai permitir que os dentes de cima fiquem atrás dos de baixo (o que configuraria mordida cruzada), até porque é possível trazer todos os dentes mais pra frente. É uma questão de planejamento.

  32. Olá doutora! Tenho prognatismo III. Fiquei com medo de fazer a cirurgia. Então resolvi apenas usar aparelho, e a dentista concordou e tentou fazer o possível. Fiquei oito anos fazendo tratamento, tirei os dois primeiros pré molares. O resultado do tratamento não ficou 100%, mas do que era achei ótimo! Só que faz alguns meses que tirei o aparelho e ela colocou uma contenção embaixo, me deu uma placa (tipo aquelas de clareamento) para usar em cima e aumentou (com resina) meus dentes de cima, pois eram muito pequenos, e disse que com o aumento seguraria mais a mordida. E que mais pra frente precisaria trocar por facetas…
    Só que agora andei reparando que meus dentes de baixo estão voltando pra frente, principalmente a lateral que era pra frente e fazia um “buraco” no sorriso.
    O que eu poderia fazer? Teria jeito da faceta “arrumar” isso? Teria como eu tentar a cirurgia depois de todo esse tratamento e a retirada dos dentes?
    Eu tenho muito medo da cirurgia e vergonha de tudo… Escondo meu problema de todos mas sempre fico reparando o quanto meu queixo é grande.
    Agradeço desde já,
    Até mais.

    1. Bruna, pode ser que com facetas / restaurações isso possa ser resolvido, sim. Um novo tratamento ortodôntico associado à cirurgia, agora, talvez seja muito demorado e até contraindicado, dado o tratamento que você já fez.

        1. Se você pretende corrigir isso, sim, Ana. O tempo de tratamento depende do caso… mas a maioria dos tratamentos ortodônticos leva pelo menos 2 anos.

  33. Olá Doutora, queria saber quanto tempo mais ou menos o aparelho leva para colocar um dente canino encavalado no lugar, pois estou prestes a colocar aparelho e queria muito que me tirasse essa dúvida.
    Agradeço desde já !

    1. Vanessa, depende do espaço disponível e de quão fora de posição o dente está. Havendo espaço, é algo rápido, questão de alguns meses.

  34. Oi Doutora, tenho uma dúvida…
    Coloquei a parte inferior do meu aparelho ha uns 3 dias, e quando minha dentista botou e me perguntou se os dentes de cima encostavam no aparelho da parte de baixo, e eu disse que sim. Ela botou uma massinha no meu dente, na parte superior, em um dente de trás e fez com que a mordida ficasse mais “alta” e parou de encostar… hoje depois de três dias, voltou a encostar de novo (acho que mordi algo forte e aquela cera, massinha, sei lá o que ela botou amassou e parou de fazer efeito). Resumindo, tem algum problema os dentes de cima encostarem no aparelho na parte de baixo? Tipo, vai amassar ou algo assim quando eu for comer e tal? Preciso voltar na minha dentista ainda esse mês para ela resolver? Me ajuda, doutora.

    1. Jéssica, tem problema, sim. Mordendo sobre o aparelho, logo algum bráquete vai acabar soltando. Entre e contato com a sua dentista.

  35. Oi minha dúvida é: tenho mordida profunda, coloquei aparelho nos dentes em cima e em baixo, meu orto colocou levante, mas está me incomodando muito, ainda bato meu dente canino no braquete em baixo, não consigo comer, e na minha cabeça estou horrível com essa mordida aberta, o que faço??

    1. Marcie, com o levante você não deveria estar batendo o canino no bráquete de baixo… converse com o seu dentista, pra ele verificar isso. O incômodo pra comer é esperado, você deve se habituar com o uso do levante nos próximos dias. Gostaria de dar uma “dica” que resolvesse o incômodo e a estética, mas não há muito o que fazer a não ser remover o levante.

  36. Ana, eu acabei de tirar o meu aparelho inferior e eu notei que os meus dentes da parte superior foram para frente, e os meus da parte inferior foram para trás, com o tempo os dentes ficarão normais ?

  37. Olá doutora! Tenho uma dúvida. Eu procurei o dentista para corrigir alguns dentes tortos. Nunca senti problema com a mordida em si, era só porque achava feio esses dentes fora do lugar. Devido a alguns problemas pessoais eu vou ter que interromper o tratamento e sei que isso pode ser prejudicial. Mas já que só quero meus dentes alinhados e a mordida por mim pode ficar do jeito que está (segundo a doutora não é um caso grave), eu gostaria de saber se eu posso pedir a ela pra por o aparelho de contenção, só pra esses dentes alinhados não voltarem a ser tortos. Obrigada!

  38. Doutora,
    Coloquei aparelho ortodôntico lingual pois queria trazer meu pre molar para o lugar dele, pois quando eu era criança ele migrou para o lugar do meu primeiro molar que eu acabei perdendo. Fiz todos os exames antes de colocar o aparelho, pois morria de medo de ter retração da gengiva e perder mais algum dente. Faz um ano que uso aparelho lingual apenas na parte de baixo, mas a tentativa de puxar o dente foi bem frustrada até agora. Tenho medo de enfraquecer a raiz dos meus outros dentes e perder algum outro dente. Quero tua opinião sobre o assunto, já li tua publicação sobre mesializacao de molares com mini implante, a princípio era isso que o dentista ia fazer, mas até agora ele não fez. Agora não quero prejudicar a raiz dos meus outros dentes. A maioria dos dentistas me sugeriram colocar um implante nesse espaço, acho estranho pelo fato do pre molar não estar no lugar dele. Mas realmente tenho medo de perder outro dente por conta do uso do aparelho. Gostaria de entender os reais riscos de perda de dente por uso de aparelho ortodôntico?

    1. Paula, e por que você perdeu o molar? Por causa do uso de aparelho ortodôntico? Se não, não vejo razão pra preocupação nesse sentido. A reabsorção de raízes e a retração gengival são coisas que podem acontecer, sim, durante o tratamento ortodôntico, mas não são regra, e sim exceção.

      1. A minha preocupação agora é se o trabalho para trazer o pré-molar para o lugar dele não vai acabar prejudicando os outros dentes. Que talvez fosse uma solução melhor resolver com um implante, pois não tenho nenhum problema com mordidas ou dentes desalinhados, resolvi colocar o aparelho para puxar o pre-molar, pois achei que seria o mais correto a fazer, visto que colocar um implante de um outro dente no espaço que tenho não parecia a melhor solução e também porque me parece o implante algo muito invasivo. Mas agora já acho que mexer em todos os dentes para resolver o problema desse espaço uma ideia não muito boa. Visto que ainda pode ser um tratamento longo. Queria tua opinião profissional a respeito.

        1. O implante é uma solução provavelmente mais rápida, mas fechar esse espaço com aparelho é uma solução válida. Reitero que não vejo razão, com base no seu relato, pra que você venha a ter problemas com esse pré ou outros dentes devido ao uso de aparelho.

  39. Oi, a minha pergunta não tem a ver com esse assunto, mas queria que você pudesse me tirar minha dúvida. É verdade que se o dentes de coelho ou qualquer outro que encoste nos outros dentes, se entortam?

    1. João, os dentes se encostam, de forma geral. Mas se eles se encostarem de forma não adequada, podem entortar, sim.

  40. Olá dra. Parabéns pelo site e pelo post, acabei de colocar aparelho e to pesquisando tudo sobre o assunto e este foi o melhor site que encontrei. De meu problema é… Tenho mordida cruzada, os dentes de baixo ficam muito pra frente dos de cima, e pra piorar alguns dentes são irregulares. Coloquei aparelho no dentes de cima hj, e o maior problema e na hora de mastigar. Eu notei que alguns dentes de baixo estão entrando em contato com o aparelho e meu medo é que isso faça que que ele se descole. Com isso estou tendo dificuldades na hora de mastigar. Como posso minimizar isso?

    1. Gleidson, isso é comum, já que o aparelho já está movimentandos seus dentes. O ideal é que o seu ortodontista recole os bráquetes que estão “pegando”, quantas vezes for necessário. Mas pode acontecer de algum soltar, sim. Outra possibilidade é usar um “levante”, um dispositivo que mantém a sua mordida aberta e evita que nocê morda sobre os bráquetes… mas não sei se isso seria favorável no seu caso, é preciso avaliar.

    1. Cada caso é um caso, Larissa… essa previsão depende da severidade da sua mordida aberta e de outros fatores. Mas grande parte dos tratamento ortodônticos leva em torno de 2 anos.

  41. Olá, Dra.
    Muito bom descobrir este blog.
    Fiz uma cirurgia ortognática há 22 dias (ex classe III) e estou com dúvida se será necessário usar o aparelho de contenção após o tratamento, mesmo depois de já ter feito a cirurgia.
    Desde já agradeço.

    1. Sim, Jaqueline. Independentemente da cirurgia, é preciso usar a contenção pra estabilizar o posicionamento dentário obtido com o tratamento ortodôntico.

  42. Meu dentista colocou um levante nos meus dentes da frente, para resolver o problema da minha mordida cruzada, parece que eu to com um chiclete na boca 24h :P, nao gostei, ja tinha nos dentes inferiores mas nao deu certo, sera que vou ter que usar por muito tempo isso?

  43. Doutora, tenho 23 anos, meu dente siso está ha muito tempo (2 anos) nascendo e percebi que meus dentes da frente estão “girando”, quando antes eram todos alinhados, será que preciso remover esse dente e optar por usar aparelho?

  44. Olá doutora, gostaria de saber mais sobre meu caso. Meus dentes superiores são bem para frente, eu precisarei usar o aparelho extra bucal, mas como trabalho o dia todo ele teria que ser removivel. Ele existe? E como funciona, dói muito?

  45. Olá Doutora! Eu tenho 15 anos e uso o aparelho do céu da boca ha exatamente 10 meses. Assim q coloquei ele, após 7 meses, deu muito resultado, porem só em um lado, os dentes estão maiores, mas os dentes do direito continuam do mesmo tamanho de inicio. E esta super torto meu aparelho. Porque isto aconteceu? E esta demorando muito para os caninos descerem totalmente. Queria q me explicasse mais sobre esses dois casos. Desde já agradeço!

    1. Paula, às vezes acontece de abrir mais de um lado do que do outro, mesmo… isso deixa o aparelho torto. Já a irrupção dos caninos depende mais do posicionamento deles dentro do osso e do espaço disponível, não tem a ver com o aparelho, em si.

  46. Bom dia, doutora !
    Tenho um problema no meu arco dentario, os meus dentes de baixo batem com os de cima, ja fui em 2 dentistas e eles me disseram que eu teria que usar o haas, mas nao sei se esse iria resolver, pois ja tenho 17 anos, e dizem que é mais para criança.

  47. Muito obrigada pelo post e pelas respostas nos comentários já esclareceu minha dúvida!
    Você deveria fazer um post sobre dúvidas frequentes, pq só aqui nos comentários li sobre o temido levante da mordida!
    Obrigada!

    1. Alyne, o problema de fazer um post com dúvidas frequentes (já pensei diversas vezes nisso) é que as pessoas simplesmente não leem. Você leu e achou a resposta que procurava, mas infelizmente você é exceção. 😉

  48. Muito obrigado, doutora! Tirou minha dúvida que meu orto falava ser normal e eu não acreditei!
    No caso, como tenho mordida bem fechada em cima dos dentes de baixo, sem levante os braquetes só podem ser colados bem embaixo, isso funciona igual ao colado ao meio do dente?
    No caso, se não for possível mesmo instalar embaixo, posso tratar só em cima, pois estou com ele há 6 meses em cima, e deixar embaixo sem, pois o que era feio e incomodava era em cima, em baixo são mais corretos.
    Pois queria ter uma opinião se é possível fazer só em uma arcada, daí consigo resolver com ele com mais firmeza.
    Muito obrigado novamente dra!

    1. A não ser em situações muito específicas, não dá pra usar aparelho só em cima não, Guilherme… porque não é só uma questão de alinhar os dentes, mas de encaixar o arco de cima com o de baixo, e não dá pra fazer isso usando aparelho em um arco só. Quanto à clagem dos bráquetes, eles podem momentaneamente serem colados mais perto da gengiva, mas mais tarde, com a correção da “mordida” como um todo, terão que ser recolados na posição adequada.

  49. Dra., bom dia!
    Gostaria de saber se no caso de quem usa levante nos dentes pra não atrapalhar a mordida de cima com os brackets de baixo, o levante dói e amolece os dentes, tanto no dente que tem a resina quanto no que encaixa nesse (no caso o mais dolorido, os de baixo)?
    Isso pode causar problemas, como um amolecimento permanente dos dentes ou queda do dente, por forçar demais os dentes? Porque antes a força era distribuída por todos dentes, agora recai tudo em dois pares só, isso tem risco?
    Muito obrigado!

    1. Guilherme, pode acontecer, sim. Se você notar qualquer mobilidade nos dentes do levante, alerte seu ortodontista a respeito, pode ser necessário algum ajuste ou, até, a remoção dos levantes.

  50. Ana, boa tarde! Estou com o aparelho há 3 dias. O bendito até que não incomoda muito, apenas uma leve sensibilidade nos dentes. Porém, para o meu entristecer, minha orto “levantou a mordida”. Fez um batente de resina do lado direito. Esse sim esta sendo o maior atrapalho, os dentes não se encontram mais, a mastigação é nula. Além disso, quando eu vou falar e por ventura encosto uma arcada na outra por esse danado batente, parece que está perfurando tudo aqui na boca. Já sei a utilidade, mas por favor, diga-me o tempo médio para a permanência desse levante nos pacientes. Estou usando o autoligado, nas duas arcadas, minha proxima consulta é em 2 meses. não sei se consigo me adaptar e estou muito triste.

    1. Geanne, o tempo de uso do levante varia com o caso. Você deve ter mordida profunda, então vai usar o levante até que boa parte dessa mordida profunda seja corrigida e haja espaço para usar o aparelho embaixo sem o levante. Pode levar 6 meses, 1 ano… depende. Converse com a sua ortodontista pra uma previsão de uso do levante.

  51. Boa noite!
    Muito legal esse blog, um dos melhores no assunto. Por gentileza, tenho mordida profunda e dentes apinhados na parte inferior. O ortodontista que vou falou que para fazer a correção ortodôntica, tenho necessariamente que usar uma placa de mordida no “céu da boca”, junto com o aparelho ortodôntico. Me falou que não vai alterar a posição dos ossos do queixo, mandíbula. Meu medo é que o uso da placa puxe meu queixo mais para frente e/ou mais para baixo, posso ficar tranquilo que isso não acontece? Nos casos de mordida profunda severa, necessariamente tem que usar a placa? É muito ruim para se alimentar, falar e fazer a higiene? Trabalho com o público, tenho um pouco de receio de ficar falando feio. E se não fizer a correção ortodôntica, o que pode acontecer com meus dentes?
    Agradeço a gentileza se puderem responder as minhas dúvidas, estou muito ansioso e preocupado!

    1. Gilberto, essa placa é um “levante”, um dispositivo que mantém a sua mordida aberta e permite que o aparelho seja instalado no arco inferior. Não, ele não modifica a parte óssea e não vai “puxar” seu queixo pra frente. Mas pode ser meio “chato” de usar sim no começo, você vai ter que se adaptar ao uso pra comer, pra falar, etc.. Se você não corrigir seus dentes, podem aparecer problemas em longo prazo sim, mas isso é só uma possibilidade, não uma certeza. Se o aspecto estético não incomoda você e não há sintomas relevantes, em princípio não há obrigatoriedade no tratamento.

      1. Boa noite!
        Muito gentil da sua parte em dar retorno as nossas dúvidas:
        A placa de levante é fixa? Se móvel, é fácil de tirar e colocar?
        Quanto tempo, mais ou menos, os pacientes levam para voltar a falar normal e se alimentar normalmente?
        Modifica muito a voz? Pergunto por que trabalho com o público?
        Grato pela atenção dispensada.

        1. Gilberto, o levante via de regra é fixo, mas pode ser removível, também. Fácil de tirar e colocar. Tudo é uma questão de adaptação, o que varia de pessoa pra pessoa. Geralmente, entre 1 e 2 semanas. Não, a voz continua a mesma, e qualquer alteração na dicção costuma ser resolvida com o passar dos dias.

  52. Olá. Bom, eu tenho dentes corretos e pequenos e a minha dentista falou que eu preciso usar aparelho fixo… mas por que??
    pfff me ajude!!!!

    1. Thayse, porque você não deve ter dentes corretos. Eles podem ser bonitos esteticamente, mas a “mordida” estar errada. De qualquer forma, se você não quer usar aparelho, não é obrigada.

  53. Doutora, usei aparelho fixo por 4 anos porque meus dentes eram muito tortos e grandes e por isso eu era dentuça, quando tirei o aparelho não fiquei tão satisfeita com o resultado… meus dentes ficaram todos certinhos, minha mordida ficou certa, porém ainda continuei meio dentuça, coisa que eu não queria… passou um ano e quis colocar aparelho de novo, fui num dentista e ele disse pra mim que eu não preciso colocar aparelho, que estou com os dentes todos certinhos e que não iria colocar e disse que se algum dentista colocar aparelho em mim é porque quer tirar meu dinheiro… mas doutora, continuo dentuça, existe alguma maneira de eu deixar de ser dentuça? Usar algum outro aparelho que empurre os meus dentes mais para tras?

    1. Marine, provavelmente, no seu caso, só fazendo extrações. Seus dentes são mais projetados pra frente porque não deve haver espaço pra levá-los mais para trás.

  54. Boa tarde Dra.

    Primeiramente, parabéns pelo post e pelo site.
    Parabéns também pelo comprometimento para com o post, pois todos os comentários (ou, pelo menos a maioria) estão respondidos desde 2011!

    Eu tenho mordida cruzada unilateral e minha dentista colocou levante dos dois lados nos dentes do fundo. Porém, dei uma breve pesquisada neste tipo de tratamento e achei que o meu ficou muito alto, pois não vi nenhum caso em que o levante tenha ficado tão alto.
    Os levantes tem cerca de 6 a 7 milímetros e fica impossível comer qualquer coisa além de sopa.

    Isto é comum?

    Obrigado!

    1. Thiago, obrigada. 🙂

      Converse com a sua dentista, é possível que os levantes estejam mais “altos” que o necessário, mesmo. Não que isso seja prejudicial em si, mas realmente é bastante desconfortável. Quem sabe baixando-os um pouco você já se sinta melhor.

    2. Olá Thiago.
      Coloquei o levante hoje, nos dois dentes superiores frontais. Mal consigo falar, e mastigar então: nada! Somente sopa. Como foi contigo? Teu dentista baixou o aparelho?

  55. Dra, já faz um tempo que uso aparelho, porém minha mordida é super profunda e mais forte do lado esquerdo… Meu dentista já pos levante umas duas ou três vezes, mas sempre nos primeiros dias ou semanas o levante do lado esquerdo cai, não há alguma outra alternativa para isso? Pois já estou ha meses tentando a mesma coisa e o levante não consegue se manter uma semana no dente. Atualmente estou com o levante, porém só do lado direito.
    Obrigada desde já.

    1. Giovana, talvez seja o caso de trocar o tipo de levante… usar um aparelhinho acrílico junto com o aparelho fixo. Pode resolver. Converse com o seu dentista.

  56. Olá doutora! Não consegui comentar na página do aparelho no céu da boca, pela quantidade de comentários, então vim por aqui mesmo.
    Coloquei o aparelho do tipo Haas há duas semanas e após as ativações, o aparelho começou a apertar o céu da boca mas apenas de um lado, agora ele está inchado na parte da gengiva e criou uma “bolota” no céu da boca, e isso dói muito. Eu vi relatos que isso acontece pela pressão do aparelho, mas gostaria de saber se é normal e que procedimento a dentista irá fazer, pq pretendo ir lá amanhã, pq está doendo demais e não há analgésico que melhore.
    Será que ela vai tirar? Mas o osso não está formado ainda ?

    1. Pode acontecer, Cristiane. Se o aparelho estiver pressionando demais a mucosa do céu da boca, pode ser necessário removê-lo, sim. Depois, se sua dentista achar necessário, ele pode ser instalado novamente.

  57. Eu coloquei aparelho estetico nos dentes de cima. Mas quero tirar e colocar o invisalign. O dentista lascou um pedacinho do meu dente da frente quando colou a branquete e poliu em volta. Ele poliu muito o dente da frente esquerdo, e lascou um pedacinho na ponta do meu dente direito. Agora estou muito preocupada, pois tenho que decidir se tiro o aparelho ate quarta feira onde terei consulta. Eu tenho medo que no futuro o dentista possa mexer no meu dente e estragar mais. Me aconselhe por favor. Obrigada.

    1. Norma, o fato do seu dente ter lascado não interfere na sua decisão… se você pretende colocar o Invisalign – e há indicação para esse tipo de aparelho, claro -, nada impede. Não acho que seu dentista vai “estragar mais” os seus dentes.

  58. Boa tarde Dra. Ana.
    Fiz um tratamento ortodontico, agora estou usando um aparelho movel. Porem vejo que o lado direito do meu rosto é mais fundo que o outro, realmente sinto que os dentes do lado esquerdo sao mais pro “lado”. Quando eu estava usando o aparelho fixo, os dentes ficaram otimos e esse lado mais fundo tinha ficado mais “preechido”, mas agora voltou…
    Isso tem solucão, dra.?
    Obrigado.

    1. Roni, parece que houve uma recidiva, não sei se você chega a ter mordida cruzada no lado menos “fundo”, mas pode ser. Se você está usando a contenção, não faz muito sentido… mas pra corrigir, provavelmente só com aparelho fixo novamente. Converse com o seu ortodontista.

  59. Boa noite, Ana.
    Hoje fui ao consultório, após os exames para verificar o melhor aparelho para o meu problema. Logo, fiquei chateada, pois o Dr. relatou que não haveria como resolvê-lo, pois o problema seria ósseo, minha mandíbula está um pouco para frente e o maxilar um pouco para trás. Enfim, o mesmo relatou que esse problema poderia ser resolvido até os 13 anos, porém agora não teria o que fazer. Meus dentes estão praticamente todos alinhados, ele indicou o aparelho fixo para terminar de alinhar meus dentes, somente na parte superior. Realmente fiquei descontente, pois a minha vontade é que problema fosse resolvido, principalmente relação a isso.

    1. Tatiane, pelo que entendi, o seu caso é cirúrgico. Se você não fizer uma cirurgia ortognática, o máximo que o aparelho pode fazer é alinhar seus dentes, mas “perfeito” não vai ficar. Qual a sua queixa principal? Apenas estética? Você sente alguma dor?

  60. Bom dia, Dra. Ana
    Coloquei aparelho ontem e os bracktes dos dentes da frente da arcada superior são um pouquinho diferentes, um é mais gordinho e o outro é fininho.
    Quase não se ve a diferença, só que eu sou perfeccionista, isso pode atrapalhar??
    Ou está errado???

    Agradeço desde já.

    Bjuss

    1. Sandra, talvez a intenção do seu dentista seja exatamente essa. De qualquer forma, na próxima consulta chame a atenção do seu dentista para o fato, pra que ele explique pra você a razão dessa diferença entre os bráquetes.

    1. Uma coisa pode ter a ver com a outra, sim, Silveira. Mas não é toda mordida cruzada que causa dor de cabeça, é preciso considerar cada caso em separado. Sugiro a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial.

  61. Doutora, coloquei a contenção ha 4 dias, e no dia que eu coloquei, a parte de baixo não serviu e fiz uma nova moldagem (usei a que não serviu por 3 dias).
    Botei uma que me serviu aparentemente, mas hoje percebi que meus dentes da parte de baixo (alguns) estão tortos e da parte de cima está normal, estou com muito medo deles ficarem assim… Gostaria de saber o que posso fazer pra ajeitá-los ou se a contenção ajeita eles…

    1. Gabriel, a contençaõ não serve pra movimentar os dentes, mas pra mantê-los onde estão. Se alguns dentes seus já entortaram, em princípio a contenção não corrige isso… a não ser que você tenha sido moldado ainda com os dentes alinhados pra fazer a contenção e, também, que ela entre agora. Porque às vezes, nem entra (fica “apertada”).

  62. Iniciei o meu tratamento há dois dias; possuo diastemas em alguns dentes da arcada superior – o famoso dente do Bob Esponja. Portanto, meu tratamento é só para fechar esses espaços. Porém, meu dentista, alegando não possuir espaço suficiente entre as arcadas (não possuo mordida profunda nem algo do tipo), pôs o aparelho apenas em alguns dentes da arcada inferior. Segundo ele, será necessário retroceder a arcada inferior para fechar as diastemas superiores. Mas minha dúvida é a seguinte: ele não poderia ter iniciado o tratamento nas duas arcadas ao mesmo tempo, já que as arcadas irão retroceder na mesma proporção?
    São apenas espaços entre quatro dentes frontais superiores. Ele estipulou o tempo do tratamento em 2.5 a 3 anos. Isso está certo?

    1. Mariane, quem determina a forma como a mecânica ortodôntica será executada é o dentista. Não dá pra afirmar que “as arcadas irão retroceder na mesma proporção”. Esse tempo de tratamento está dentro da média.

  63. Olá Doutora!
    Uso aparelho por 2 anos, e agora q ele está fechando a abertura superior tenho a impressão de que meu nariz está maior, isso é possível?

  64. Doutora, eu tenho um dente da frente que ta acavalando com o outro do lado. E eu mordo demais minhas bochechas do lado. Será que tenho que usar aparelho?

    1. Se você quiser corrigir o alinhamento desses dentes, é caso pra aparelho sim, Theilor. E as mordidas na bochecha podem estar acontecendo justamente pelo mau posicionamento dentário. Sugiro que você procure um ortodontista pra avaliar.

  65. Depois de 5 anos usando aparelho fixo tirei e estavam lindos os meus dentes, depois de uns meses eles começaram a entortar novamente, mas fui atras de por novamente o aparelho depois de um ano, foi quando a dentista com o exame na mão falou que não poderia colocar pq sofri uma reabsorcão das raizes dos 4 dentes de cima e os 4 de baixo da frente e que até poderiam cair a qualquer momento. Mas já se passaram 3 anos desde então e meus dentes estão aqui ainda, as vezes forço um pouco eles mas nunca ameacaram de cair.
    Queria saber se posso encontrar um dentista que aceite por o aparelho em mim mas mexendo em um período mais longo do que o normal e acompanhar com exames, acredito que ele pode voltar a ficar mais bonito (menos torto) e sei que voltara ao lugar bem rápido por ele ter essa “flexibilidade”, ai depois de tirar colocaria uma contenção.
    Será que é possível? Meus dentes tortos me deixam muito triste, não consigo nem sorrir, era um grande sonho desde menina.
    :´(

    1. Aline, possível é. Mas você arrisca perder seus dentes, sim. É questão de você encontrar um ortodontista disposto e de você assumir por escrito que você está ciente do risco de perder seus dentes, mas que mesmo assim quer se submeter a um novo tratamento ortodôntico.

      1. Obrigada!!!
        E vc sabe me dizer se o dentista teve culpa? Porque quando retirei o aparelho fixo ele não fez exames em mim. Sei que é antiético falar mal de profissionais, mas gostaria de ir atrás dos meus direitos, se eu tiver algum é claro.

        Att,

  66. Oi Dra. ? Eu tenho umas dúvidas que eu sempre esqueço de perguntar pro meu dentista. Eu tenho 18 anos, uso aparelho ha 1 ano e 8 meses, e uso pq meus dentes eram separados e incomodavam. Meus dentes tb sao pequenos, principalmente os superiores que ficam do lado dos dentões da frente (comparei com varias pessoas e fotos). Minha gengiva tb cobre os dentes demais e terei que fazer no fim do tratamento uma cirurgia (acho q se chama gengivoplastia) pra tirar um pouco. Meus caninos superiores sao bastante separados dos outros 4 centrais da frente e pelo o espaço ser consideravel, e por ter dente pequeno, eu vi que tem muito espaço na minha boca. Queria saber se é normal isso, dos dentes serem pequenos, de ter espaço sobrando na boca e tb se no caso do dente menor, se há como aumentar o tamanho, se pode haver outro dente embaixo, nao sei, qualquer coisa assim kkkkk pq ao que eu percebi vai ficar muito estranho eu estar com os dentes juntos certinho e eles serem tao pequenos. Quando eu digo pequenos eu quero dizer estreitos, pq eu tb sei q ficam maiores com a gengivoplastia.

    Obs: estou usando levante pq tenho mordida profunda e tb estou no meu primeiro mês usando a borrachinha corrente. É verdade que é necessário ficar afastando e juntando os dentes até que se arrumem? Tb tenho dúvidas sobre o aparelho móvel que eu vou ter q usar depois do tratamento. Muitas amigas minhas que usam aparelho disseram q ele serve pro dente nao sair do lugar depois q tira o fixo. Mas ja ouvi relatos de muita gente dizendo q os dentes se mexeram ou entortaram de novo depois q tiraram o móvel tb. Em que casos isso pode acontecer?

    Desde já agradeço!!!!

    1. Jacque, pelo seu relato você tem incisivos laterais conóides. Eu falo especificamente sobre isso aqui –> https://medodedentista.com.br/2013/11/tenho-incisivos-laterais-conoides-o-que-fazer.html

      Ter espaços entre os dentes não é tão comum, geralmente as pessoas têm falta de espaço, mas dá pra dizer que é normal sim, embora indesejado. Sim, dependendo do caso os dentes são movimentados um a um até o fechamento dos espaços. O aparelho removível serve pra manter os dentes em posição após a remoção do fixo, mas nem sempre o paciente usa direitinho ou, às vezes, ele está “frouxo”, então os dentes acabam entortando um pouquinho.

  67. Olá… Coloquei o aparelho na parte inferior, eu possuo a mordida profunda, então o dentista teve que colocar o levante…
    Ta super incômodo, qto tempo aproximadamente é necessário usar esse levante?
    Obrigada.

    1. Até a correção da mordida profunda ou, pelo menos, até que os dentes de cima não encostem nos bráquetes de baixo sem a presença do levante. Pode levar alguns meses, Erika.

    2. Opa… também estou com este mesmo “levante” que foi colocado em um dente superior de cada lado, com isso meus dentes de cima não encostam tanto nos brackets mas sinto que a mordida não é 100% igual como antes sem o aparelho… sinto que os dentes meio que flutuam kk e não obtém atrito para mastigar perfeitamente, gostaria das respostas de ambos de possível, Erika você conseguiu se acostumar ? E dra., é normal sentir o que estou sentindo? Obrigado.

  68. Minha ortodontista colocou um levante porque alguns braquetes da arcada inferior estavam encostando na superior.
    O problema é que não consigo mais mastigar. Nem de um lado, nem do outro.
    Sinceramente, não vejo isso como uma questão de adaptação. Não é um simples incômodo, mas sim a suspensão da função dos meus dentes, que é mastigar. E alimentação líquida não é saudável por longos períodos de tempo. Estou pensando, inclusive, em desistir totalmente do tratamento. Estou bem triste mesmo.
    Existe alguma alternativa ao levante?
    Em tempo: não tenho mordida profunda; minha mordida é aberta (anterior).

    1. Agata, o levante pode incomodar MUITO, sim. Mas algumas pessoas se adaptam rápido ao uso. A alternativa seria removê-lo e colar os bráquetes de baixo apenas quando a correção dos dentes de cima oferecer o espaço necessário. Converse com o seu ortodontista.

      1. Ana,
        Só mais uma dúvida sobre a adaptação. Mesmo pessoas que perdem a capacidade de mastigação dos dois lados se adaptam? Elas ficam de fato numa alimentação exclusivamente líquida?

        Existe alguma dica pra que eu possa me adaptar também? Lembrando que meu problema não é dor, mas sim a falta de contato entre as arcadas para conseguir mastigar.

        Muito obrigada mesmo pela atenção!

        1. A alimentação não precisa – nem deve – ser exclusivamente líquida. Você pode comer o que está acostumada a comer, mas realmente vai ser um pouco incômodo até você se acostumar. Procure cortar os alimentos em pedaços menores.

  69. Olá, estou com uma duvida, ultimamente meu dente do lado esquerdo está me atrapalhando, ele está torto, e isso incomoda muito… parece que com o tempo ele está ficando mais torto… sem contar que meus dois dentes de baixo também estão na mesma situação, será que preciso usar aparelho já que eles estão ficando tortos? Obrigada ^^.

    1. Julia, se isso está incomodando e você pretende corrigir, o uso de aparelho pode ser benéfico pra você. Procure um ortodontista e faça uma avaliação.

  70. Oi doutora, uso aparelho ha 2 anos e 7 meses e ja vou tirar mes que vem, mas de um mes pra ca o segundo dente de tras para frente da parte inferior onde fica a banda esta entortando para dentro da boca, isso e normal? E ele vai voltar para o lugar, pois vou colocar o movel e depois o fio de contencao.

  71. Olá, Dra. Ana.
    Acredito que trabalha / já tenha trabalhado com ortodontia. Então, com sua prática e conhecimento, gostaria de ver se saberia me esclarecer uma dúvida: uso aparelho há pouco tempo e desde o primeiro arco, .012” NiTi (sei porque o dentista sempre pede para a auxiliar), quando eu volto na próx. consulta, o arco está todo deformado, torto, cheio de “curvinhas”. O dentista falou que nunca viu e que o fio possui memória e isto não deveria acontecer. Sempre pede se bebo líquidos quentes, se como coisas muito duras. Mas não, pelo contrário! Um porém: de vez em quando (semanalmente) faço bochechos com o peróxido de hidrogênio (sei que não é recomendável, mas não quero questionar isso agora) e sei que ele é oxidante. Poderia ter alguma relação, ou tem algum outro palpite?
    Obrigado.

    1. Willian, realmente… arcos NiTi não deformam como os de aço, eles são “elásticos”, digamos assim. O .012″ é bem fino, então mais susceptível a alguma deformação. Não acho que a água oxigenada tenha a ver com isso. O nitinol tem duas propriedades únicas que são relacionadas: efeito térmico de memória e super elasticidade. O efeito térmico de memória é a capacidade de sofrer deformação em certa temperatura, e então recuperar sua forma original após ser aquecido acima de sua “temperatura de transformação”. A super elasticidade é um efeito que acontece em um intervalo de temperaturas mais restrito, logo acima da temperatura de transformação. Neste caso, não é necessário aquecimento para causar a recuperação da forma original, e o material exibe enorme elasticidade, cerca de 10-30 vezes a de um metal comum. Ou seja: o que você descreve, em tese, só poderia ter acontecido por causa do calor.

      1. Huum, aconteceu com os arcos de maior diâmetro também, e não eram termoativados, eu acho… Mas enfim, os dentes estão se alinhando da mesma maneira! Aproveitando: corrigir desvio da linha média inferior é uma regra? Pois a minha está desviada a ponto de a linha média superior coincidir com um incisivo lateral inferior, e o ortodontista afirmou que, em regra (claro que cada caso é um caso), não é necessário corrigir. Quem sou eu pra duvidar, né?

        E a barra / do meu comentário!? Em regra, não deve haver espaço nem antes, nem depois dela, pelo menos que eu lembre. Não querendo ser chato e longe de mim ficar corrigindo, porque nem sei se estou certo. 🙂
        Obrigado por dedicar seu tempo, Ana!

        1. Às vezes a linha média inferior fica desviada mesmo, Willian. Esteticamente isso não costuma ser relevante, ao contrário da linha média superior.

          Sobre a barra… não sei. Acho que tanto faz. 😉

  72. Dra. Ana, minha pergunta é um pouco fora do tema, porém preciso desesperadamente de ajuda para esclarecer uma duvida =/. Fiz tratamento ortodôntico durante 5 anos e meu dentista retirou meu aparelho pelo fato de eu ter apresentado reabsorção da raiz e já faz 6 anos que retirei. Uso contenção nos dentes de cima e nos de baixo e todo ano tenho que colar novamente, pois sempre descola, e esse mês descolou, fui em uma dentista para colar e expliquei que meus dentes as vezes ficam doloridos e “moles” (principalmente quando a contenção descola), ela me aconselhou procurar o meu dentista e assim eu fiz. Tirei raio-x e ele disse que eu tenho uma reabsorção de uns 60% da raiz (não deu para comparar com o raio-x anterior, pois perderam, então não deu pra saber se a reabsorção progrediu desses anos para cá ou não), estou em pânico, desesperada e com muito medo de perder meus dentes =// Meu dentista disse que não tem perigo, mas se chegar a cair é só por implante (como assim? Não quero por implantes e nem perder meus dentes :/) Não senti confiança nele e ele não me explicou direito, só “encheu linguiça”. Dra. por favor me ajude =( , corro risco de perder meus dentes e o que fazer para não perde-los? A contenção pode estar agravando essa reabsorção? Existe tratamento e qual especialista devo procurar? Posso perder os dentes quando estiver mais velha, visto que estou com 23 anos? Usar fio dental pode piorar, tendo em vista que quando uso tenho a sensação de meus dentes se mexerem como se estivessem moles? Desde já obrigada!

    1. Jéssica, 60% é bastante coisa, mas se pensarmos de forma otimista, significa que 40% das suas raízes estão ok. Você perderia esses dentes se a reabsorção prosseguisse mas, mesmo sem a radiografia anterior pra comparar, e considerando que o aparelho foi removido quando a reabsorção foi notada, não temos razão pra achar que isso vai continuar. De qualquer forma, é essencial continuar acompanhando. Não há o que fazer ou como tratar, no momento o que você pode fazer é continuar usando as contenções (não, elas não agravam o caso, pelo contrário) e manter uma ótima higienização (não, usar o fio dental regularmente não vai deixar seus dentes mais moles, é essencial uma higiene criteriosa, não importa o quanto seus dentes “balancem”).

      1. Obrigada por responder, doutora. Então, a reabsorção ocorre enquanto está de aparelho (enquanto os dentes estão sendo movimentados)? Quer dizer que se meus dentes não se movimentarem não irá reabsorver mais?
        Doutora, gostaria de lhe fazer algumas perguntas que meu dentista me disse e que também me assustou bastante. É verdade que todos quando chegam a uma idade mais avançada perdem os dentes e que no meu caso por eu ter reabsorção essa chance é maior ainda (meu dentista disse que é muito difícil as pessoas chegarem aos 75 por exemplo com dentes “naturais” e que eu provavelmente tenho muitas chances de ser uma dessas pessoas), isso é verdade? Ele também disse que não posso levar pancadas na boca e nem comer coisas duras pois isso pode aumentar a reabsorção, isso também verdade? E se por hipótese aumentar a reabsorção, existe algo que possa fazer para salvar os dentes? E a última pergunta é: tenho bruxismo e um problema na mandíbula, meu dentista colocou uma massinha nos dentes de baixo que diga-se de passagem está incomodando bastante, para os dentes de baixo não empurrarem os de cima, pois segundo ele isso força os dentes e também aumenta a reabsorção. Bruxismo realmente aumenta a reabsorção?

        1. Jéssica, a reabsorção radicular ocorre quando o organismo da gente “se confunde” durante a movimentação dentária e, em vez de haver reabsorção óssea pra que o dente “caminhe” dentro do osso, o que reabsorve é a raiz do dente. EM TESE, com a remoção do aparelho, a reabsorção para. Mas isso nem sempre é verdade… depende de como o organismo do paciente se comporta. Eu acho que o pior, no seu caso, é que você tem bruxismo… isso coloca uma força demasiada sobre os dentes, algo totalmente indesejado, principalmente se você já tem reabsorção radicular. Não levar “pancadas” e não comer coisas muito duras são cuidados que todos nós temos que ter. Difícil dizer pra você “faça TAL COISA e você não vai perder seus dentes” pois, é como eu disse, a gente nunca sabe como o organismo do paciente vai se comportar. Mas dizer que “é muito difícil as pessoas chegarem aos 75 anos com dentes naturais” eu acho meio exagerado, embora isso possa até acontecer estatisticamente falando. Chegar aos 75 anos com dentes naturais é totalmente possível, ainda mais atualmente. É o que eu pretendo fazer. 😉

  73. Oi, Dra. Ana.
    O meu problema é o seguinte: acho que a minha “tampa” é muito grande para a minha “panela”, e por consequência disso acabo por me morder várias vezes (penso eu). Gostaria de saber se, para corrigir o meu problema, preciso usar aparelho fixo.
    Obrigada.

    1. Maria, sim, se for esse o caso e você pretender corrigir, só com aparelho fixo. Procure um dentista / ortodontista pra avaliar.

  74. Dra. Ana,
    Coloquei aparelho fixo ha 9 meses para corrigir leve apinhamento dos incisivos inferiores e um canino levemente (quase imperceptivel). Esses problemas já foram solucionados. Todos super alinhados, porém minha mordida não está encaixando mais. E percebo que meu sorriso mudou.
    Isso é normal? Minha mordida voltará a se encaixar?

    1. Flavia, dada a situação, é algo esperado, sim. Quaisquer mudanças de posicionamento dentário mudam a “mordida” toda, e seu caso serve bem pra mostrar que o tratamento ortodôntico não é um mero alinhamento de dentes. A parte mais complicada, na verdade, é justamente encaixar os arcos, porque o alinhamento em si costuma ser algo rápido. Mas pode ficar tranquila, seu ortodontista vai resolver isso até o fim do tratamento.

  75. Minha filha de (5 anos) está usando o disjuntor palatino há 8 dias, as ativações terminaram ontem. Só que (na minha opinião) ao abrir o ceu da boca o rosto dela foi modificado (tá mais bochechuda) e o nariz também (tá mais largo). Será que volta ao normal? Ontem ela começou a usar o “freio de burro”. Será que esses aparelhos expandem o rosto? Estou muito preocupada, pois não quero que o rosto dele mude. Obrigada aguardo resposta.

    1. Valéria, considerando que a disjunção movimenta ossos e a sua filha é bem nova ainda, a alteração facial dela provavelmente será permanente. Compreendo sua ansiedade a respeito, mas esse é um efeito esperado e que vai trazer benefícios em médio e longo prazos.

      1. Você acha que pode ter havido uma expansão exagerada do ceu da boca? E quanto a idade dela, foi muito precoce? E o freio de burro deve ser usado por quanto tempo? O nariz e as bochechas vão voltar ao normal? (medi a distancia entre os dentes mais ou menos 6 mm). Obrigada, aguardo resposta.

        1. Não posso afirmar isso – ou negar – mas, pela sua descrição, não me parece que tenha havido um “excesso de abertura”. O ortodontista é quem sabe o quanto é preciso abrir o arco dentário superior, assim como a melhor idade pra se intervir (e a necessidade e o tempo de uso do AEB, o “freio”).

  76. Tenho um pequeno desvio de linha média superior (2 mm), preciso usar aparelho fixo? É possível usar sem aqueles elásticos coloridos?

    1. Julia, se você pretende corrigir isso, será preciso usar aparelho sim. Existe a opção do aparelho fixo convencional com os “elásticos”, mas você pode pedir que o dentista use alastics transparentes ou de cores discretas. E existe o aparelho do tipo autoligado, que não utiliza alastics. Procure um ortodontista e faça uma avaliação, ele vai explicar as possibilidades e técnicas de tratamento.

  77. Olá, uso aparelho e os dentes superiores não estão se posicionando corretamente, ficando inclinado para frente, e se puxa para atrás a tampa não fecha a panela, qual o procedimento correto a se fzr? Minha dentista diz que eu preciso tirar alguns dentes, mas eu vejo que já estou com a quantidade certa, poderia alguém dar uma ajuda…

    1. Gleidson, a indicação de extrações por motivo ortodôntico não está na quantidade de dentes, mas no espaço disponível no arco pra alinhar todos os dentes presentes. Então, se seus arcos não “encaixam” ou não há espaço suficiente pra alinhar os dentes, pode estar indicada a extração, sim. Vale a avaliação do dentista / ortodontista quanto a essa necessidade e na formulação do plano de tratamento com o aparelho.

  78. Olá Dra. Eu uso aparelho e tenho o ultimo dente do lado esquerdo da arcada inferior bastante desalinhado do resto. As bandas são colocadas nos penúltimos dentes, isso significa que ele permanecerá assim?

    1. Gláucia, se ele não foi incluído no tratamento ortodôntico, sim, ele permanecerá assim. Não é incomum que segundos e terceiros molares não sejam incluídos, depende do caso.

  79. Ola dra,
    Hoje fui por a parte de baixo do aparelho e em dois dentes de cima (um em cada lado) foi-me posto uma bolinha que ficou tipo “pedra”. Algo que interefe na mordedura. A questão é que quando tento morder, só de um lado e que os dentes unem e toca nisso, no outro não unem nem consigo comer/triturar os alimentos desses lado. É incomodativo. Vai aliviar tanto o sentir aquela espécie de “pedra” como conseguir mastigar melhor? Obrigada 🙂

    1. Sara, pela sua descrição você deve ter a mordida profunda, então foi colocado um levante (o nome das “bolinhas”) pra manter a sua mordida aberta e permitir a colagem dos bráquetes nos dentes de baixo. Não é algo confortável, realmente, mas necessário nessa fase. Você deve se adaptar ao uso em alguns dias.

  80. Olá, doutora.
    O que acontece com os meus dentes é que os dentes de cima, quando fecho a boca, ficam por cima dos dos baixo, cobrindo-os completamente. Tambem tenho um ou outro dente ligeiramente torto e costumo repirar muito pela boca. Será que estes sao motivos para usar aparelho fixo?

    1. Catarina, se você pretende corrigir esses problemas, sim, são motivos. Procure um dentista / ortodontista e faça uma avaliação.

  81. Oi, eu sou dentuça, e era pra eu pôr aparelho quando tinha 10 anos, mas eu tinha medo de dentista, então desisti, quando fiz 14 anos comecei a ouvir piadinhas que minha amiga fazia pra mim. Comecei a me incomodar mais ainda com os dentes. E até notei que eles cresceram mais. Tem como consertar isso? Meus dentes crescerem por que não estou usando aparelhos?

    1. Ana, primeira coisa: amigos de verdade não põem a gente pra baixo. Repense essa amizade. Agora quanto ao seu caso: certamente tem como corrigir isso com aparelho. Pode ser que seus dentes sejam grandes, mas geralmente não é isso que ocorre, acontece que eles estão mal posicionados (muito “baixos”, muito pra frente) em relação aos outros e, por isso, parecem maiores. Peça pra um responsável acompanhá-la ao dentista / ortodontista pra fazer uma avaliação. Mas fique tranquila, tem solução, sim.

  82. Olá, eu tenho 15 anos e tenho os dentes da frente muito tortos. O dente canino quando era dente de leite e ficou mole eu demorei mto pra arranca-lo porque doía mto, então o dente permanente nasceu por cima e só depois o dente de leite caiu, e agora ficou um dente de atravessado com a ponta apontando para a boca (mto feio), e eu gostaria de saber se tem conserto… eu queria mto consertar pq sinto mta vergonha de falar com as pessoas… Estou ha 7 anos em uma escola e ñ tenho amigas por vergonha de falar com as pessoas… só abro a boca na chamada, nem trabalho para apresentar (eu adoro apresentar trabalhos) eu faço por causa disso…
    E meus dois dentes da frente são q nem o da Mônica, os 4 de baixo são retos, um ao lado do outro, e os outros são normais e o dente do lado dos dentes da Mônica é alto na gengiva e quebrado por causa de uma cárie, e minha gengiva é mtooooo inchada, se eu puser o dedo ou a lingua ela se mexe… Então eu queria saber se td isso tem jeito, mas o q eu mais preciso saber é se o dente encavalado (q nasceu atravessado apontando para fora da boca) tem jeito???????

    1. Sim Bruna, todos os problemas que você descreve têm jeito. A gengiva inchada provavelmente é consequência de uma gengivite, é preciso tratar. Dentes quebrados / cariados podem ser restaurados, e dentes tortos podem ser alinhados com aparelho. Peça pra um responsável acompanhá-la ao dentista pra avaliar, ele vai explicar pra você as opções de tratamento.

  83. Olá Dra. Ana tudo bem?
    Hoje eu coloquei o aparelho fixo, percebi que os braquetes não estão em linha reta, coloquei em quatro dentes na parte superior e além dos resíduos de colo nos dentes, a Dra responsável pelo meu tratamento tentou colocar braquetes nos meus caninos porém eles não fixaram e caíram já na colocação ela os tirou e disse que seria melhor esperar até o mês que vem para recoloca-los, e nos caninos sobrou cola e eles estão ásperos, isto é correto? Se não o que eu devo fazer?
    Amei o seu blog parabéns pelo trabalho sensacional que você realiza! Obrigada.

    1. Obrigada, Jessica. 🙂

      O alinhamento dos bráquetes depende do alinhamento dos dentes, pois a colagem deles tem como referência o longo eixo do dente. Então é comum que os bráquetes não estejam alinhados num primeiro momento, o que vai se resolvendo com o tempo e a movimentação dos dentes. Se não foi possível colar alguns bráquetes, eles serão colados posteriormente. Quanto à sobra de resina, comunique à sua dentista pra que ele possa fazer a remoção.

  84. Meu segundo pre-molar foi arrancado devido a uma carie e entao o canino e o primeiro pre-molar arredaram um pouco para tras, queria saber se vou precisar de usar aparelho.

    1. Douglas, se você pretende corrigir isso – o que seria uma boa ideia -, sim. Procure um dentista / ortodontista pra avaliar.

  85. Oi Ana, acho que estou com algum probleminha, meus dentes debaixo são meio tortinhos e um deles agora esta abrindo, e to sentindo dor, ele pode prejudicar os outros? E qnd eu vou dar aquele sorriso colgate apenas os meus dois dentes da frente superiores se encostam, e os demais dentes nao, é normal? Vc acha que preciso de aparelho? Obg desde ja.

    1. Lih, se há dor é preciso procurar um dentista pra avaliar a causa e tratar de acordo. Não sei bem o que você quer saber quando pergunta se esse dente pode prejudicar os outros… é por ele estar abrindo? Se ele pode entortar outros dentes? Pode. Ao morder todos os dentes devem se encostar, não apenas os 2 da frente… então eu não diria que é normal. Se você pretende corrigir esses problemas, certamente será preciso usar aparelho. Procure um dentista / ortodontista pra avaliar.

  86. Olá Dra. Ana, tenho mordida profunda e gostaria de saber se posso tratar com o aparelho invisalign, ainda que tenha que extrair algum dente.

    1. Em princípio pode, Rita. Mas depende da severidade da mordida profunda. Procure um ortodontista que trabalhe com Invisalign e faça uma avaliação.

  87. Bom dia Dra. Ana, meus 4 dentes do canto estão todos estragados. Na frente, todos tortos, tanto inferior quanto superior. Queria saber como começarei o tratamento deles e se esse tratamento fica muito caro?

    Obrigado!

    1. Luís, a primeira coisa a se fazer é procurar um dentista e fazer uma avaliação. Cada caso é um caso, dentes “estragados” podem ser restaurados de diversas formas, com custos diferentes (restauração direta, indireta, prótese, etc.). Quanto aos dentes tortos, você pode usar aparelho pra alinhá-los, mas antes de instalar o aparelho e preciso fazer o tratamento clínico completo (resolver os dentes “estragados”).

    1. Killiu, tanto é normal quanto é um tipo de tratamento. O tipo de arco ou o uso de quaisquer dispositivos como elásticos ou molas depende do plano de tratamento idealizado pelo dentista / ortodontista.

  88. Olha eu aqui de novo! rs
    Coloquei o aparelho na parte inferior há 4 dias, mas o canino superior está batendo no braquete do canino inferior, dificultando assim a minha mordida. Não consigo comer direito, visto que meus dentes não se encostam para mastigar de verdade. Isso é normal? Na hora não percebi, só fui perceber quando de fato fui comer. E agora? Minha mordida não está mais alinhada como antes. Será que isso é normal?

    1. Deb, o “não-alinhamento” da sua mordida é esperado nessa fase, já que os seus dentes já começaram a se movimentar. É provável que essa seja a causa do bráquete do canino inferior estar interferindo na mordida. Entre em contato com o seu dentista pra resolver isso, em princípio basta reposicionar o bráquete.

  89. Bom dia, doutora.
    Possuo agenesia de dois dentes superiores e tenho medo, pois podem cair a qualquer momento. Ouvi que após o implante provisório (não sei se é assim que se chama) é necessário o uso de aparelho. Gostaria de saber se o aparelho Ivisaglin funciona nesse caso. Obrigada!

    1. Noelle, depende do que você pretende. Se a ideia é fechar os espaços das agenesias, o Invisalign não é adequado. Já se é adequar os espaços e fazer implantes posteriormente, pode ser uma opção. Procure um ortodontista pra avaliar.

  90. Eu tenho dois dentes que estão localizados dentro da gengiva dos dentes de baixo (tenho 13 anos), o meu dentista falou que eu precisasse talvez fazer cirurgia, então meus dentes são meio tortos, mas os de baixo n são muito, só um pouco separados mas bem pouco, então tava pensando em ajeitar primeiro em cima e só depois ajeitar embaixo, podendo assim fazer a cirurgia, é possível eu ajeitar primeiro em cima e só depois embaixo ?

    1. Laiza, embora seja possível instalar o aparelho só em cima ou só embaixo, não faz muito sentido, já que o tratamento ortodôntico visa mais do que o alinhamento dos dentes, mas o encaixe do arco de cima com o de baixo. E isso só é possível instalando o aparelho completo. Procure um ortodontista pra avaliar.

    1. Aparelho fixo, Fernando. Embora, dependendo da movimentação dentária necessária, existem até opções de aparelhos removíveis. Procure um ortodontista e faça uma avaliação.

  91. Os meus 4 dentes da frente são um pouco tortos e eu gostaria de por aparelho, mas meus pais falam que é desnecessário, será que é mesmo ? Provavelmente será tão pouco tempo de uso…

    1. Luiza, dentes tortos, em si, já é motivo pra usar aparelho. Seus pais não são dentista (acho eu!), então não têm como saber se é necessário usar aparelho ou não. Convença-os a irem com você fazer uma avaliação com um ortodontista… aí as coisas ficam mais claras e vocês podem tirar as dúvidas que têm, também.

  92. Entendi, é não da pra ficar prevendo ou sofrer por antecipação, bom pra mim o importante é que a reabsorção tanto da raiz quanto ossea estejam estabilizadas, vou tentar me policiar e fazer acompanhamento todo ano, para ver se esta tudo ok. Vou conversar com a dentista referente a altura desse dente, se existe outra possibilidade.

    Muito obrigada pelas informações doutora Ana e principalmente pela paciência, excelente profissional, parabéns!

  93. Tenho medo de por aparelho tbm por causa da reabsorção ossea no meio dos inferiores, pois dizem que quando coloca aparelho quando se tem uma reabsorção ossea acarreta-se mais a reabsorção apical devido a mobilidade do dente, e depois tem q usar contenção pra sempre, com o uso do aparelho num dente já com mobilidade ele dente a ficar com mais mobilidade ainda 🙁 . Isso é verídico, se eu usar aparelho corro o risco de usar uma contenção para sempre, devido a reabsorção ossea?

    Obs.: esse levemente torto é apenas de um dente, aquele incisivo inferior, ele n era torto antes, com a reabsorçao parece que o dente subiu um poquinho, questao de 1 milimetro, e migrou, mudou de posiçao, ele era reto antes e agora um pouco pra frente olhando de frente, é bem sutil esse “torto”, eh o unico torto q tenho, mas ele n era assim antes, sera q isso pode acarretar mesmo perda ossea, pois a dentista disse que fazendo a cirurgia da gengiva a reabsorçao cessaria… mas sei la, tenho medo da reabsorçao ossea continuar pelo motivo da posiçao deste unico dente, nesse caso o que seria aconselhavel? Grata.

    1. Não se pode usar aparelho quando há um problema periodontal em curso, mas se isso estiver sob controle, o aparelho não vai causar mais reabsorção ou mobilidade dentária. O uso da contenção é, preferencialmente, pelo máximo de tempo que o paciente puder. Há um tempo mínimo, não um máximo. Mas a função da contenção é impedir recidiva (movimentação dentária indesejada após a remoção do aparelho), e não conter um problema periodontal em curso. Se a sua dentista disse que fazendo a cirurgia da gengiva a reabsorção cessaria, creio que ela sabe o que está falando. Bruna, na boa: ou você confia e se submete ao tratamento, ou não. Ficar adiando é não.

      1. Entendi, pior que sou uma pessoa decidida, mas quando envolve a saude deve-se pensar mil vezes ate achar a melhor solução, é isso que não sei, pois uma dentista diz ser inicio de periodontite (pois meu pai tem, poderia ser heriditario) e a outra avaliou e disse q meu problema de reabsorção de osso nao foi causado por periodontite, e sim devido ao trauma do dente alto e mal posicionado (mas ai q tá, ela nao era assim, antes ficou assim depois da retração gengival e com o tempo mudou de posição)… dai fica dificil tomar uma decisão, pq cada uma me disse uma coisa, realmente não sei o q fazer, so tenho certeza q vou fazer a cirurgia da gengiva, o resto ta dificil, desculpe o incomodo 🙁

        Doutora, no caso das contenções (fixa, movel), elas tbm podem causar o encurtamento das raizes? Existe possibilidade de se colocar um bloquinho de metal para corrigir apenas um dente? Grata.

        1. É compreensível, Bruna… você faz bem de pensar em todas as possibilidades. A questão é que você precisa tomar uma decisão, e postergá-la é não decidir, entende? Por tudo que você me contou, a minha impressão é que você não tem periodontite, e sim uma perda óssea localizada por causa de um contato prematuro (o dente torto “batendo” errado no outro arco).

          Não, contenções não causam encurtamento das raízes, pois elas não movimentam os dentes, pelo contrário, a ideia é manter os dentes em posição. Não entendi o que você quis perguntar com “bloquinho de metal para corrigir apenas um dente”, você fala de qual dente?

          1. A decisao foi adiada por medo dessas reabsorçoes, até entao eu ia por, ate tirei os cisos, se eu não tenho periodontia como a outra dentista disse, ate disse q tenho a gengiva saudavel apesar da retração, pq tive a reabsorção ossea de onde sera q ela surgiu?? Esse dente torto e alto não era assim antes, ele era reto ficou assim depois de um tempo, esse bloquinho de metal q me refiro (desculpe a ignorancia) seria “o aparelho” mas apenas nesse dente alto e torto, colocar na parte de dentro do dente para nao ficar estranho para corrigir a posiçao deste e abaixar ele para n interferir no arco superior.

            Se eu tomar coragem e decidir por o aparelho (o qual terei q permanecer 2 anos segundo a dentista) e ter usado contençao tbm, depois eu tenho q voltar na dentista para fazer alguma radiografia?? Mesmo depois de tirado o aparelho os dentes podem continuar reabsorvendo?? Meu grande medo é por exemplo, eu devo ter uma reabsorçao de 3 mm, isso antes do aparelho, geralmente quando se coloca aparelho reabsorve na maioria dos casos, e quando ja tem reabsorçao a chance é maior, que é meu caso, dai eu coloco aparelho e se por ventura reabsorve mais 3 mm, ou seja, dai eu já tenho 6 mm a menos da raiz, o que compromete neh doutora, tornando mais proximo da reabsorçao moderada/severa, entende doutora?!!??!???? É isso, é evitar que a reabsorçao se aproxime da moderada ou severa, por isso desisti de por, nem me incomoda esteticamente eu deixar d nao colocar o aparelho, desde q n me comprometa em nada é claro, pq n sao tortos apenas pra frente, só tenho medo desse tortinho embaixo acarretar algum maleficio, dele ficar mais mole ou reabsorver mais o osso, dai pensei nesse bloquinho apenas neste dente, grata Doutora.

          2. A reabsorção surgiu, parece, pelo contato prematuro, como expliquei. A própria força da língua pode entortar um dente. Mesmo que a ideia seja corrigir um dente só, via de regra é preciso instalar o aparelho no arco todo, pois a posição de um dente depende da posição dos outros. Se você colocar aparelho, seu ortodontista vai pedir / fazer radiografias periódicas, certamente. Claro que eu compreendo que quanto mais a raiz de um dente reabsorve, mais severa é a reabsorção… isso é lógico. Mas se o dente “tortinho” vai trazer algum problema no futuro, com ou sem aparelho, só o futuro dirá.

          3. Tem como resolver esse contato prematuro desse dente q ficou com um milimetro alto sem o uso do aparelho, apenas desgastando o dente se possivel? So n mudaria a posição e sim a altura, mesmo diminuindo o tamanho a posição dele um pouco torto afetaria o osso ja q n se trata de periodontite? Grata.

          4. É uma possibilidade, mas com base na sua descrição não posso afirmar isso. Vale a avaliação da sua dentista.

      2. Fui hoje na dentista, fiz a cirugia do freio e ela desgastou para evitar o contato prematuro, disse q nao tenho problemas de periodontite, a reabsorçao ossea foi do contato preaturo mesmo, portanto espero que a reabsorçao ossea estabilize, grata doutora.

          1. Queria saber se dentes para frente podem fazer os dentes de baixo subirem? (estou com medo de nao usar aparelho e causar futuramente um problema maior, existe perda dos dentes por protusao ou mordida aberta?) Grata.

          2. Bruna, quando 1 ou mais dentes não têm contato com o antagonista (o correspondente no arco oposto) podem haver problemas, sim. Os dentes inferiores podem subir, sim, embora isso não seja comum de acontecer com dentes anteriores. Você não é obrigada a usar aparelho, mas seria bom manter supervisão de um dentista.

            Em tempo: a sua pergunta não sumiu, é óbvio já que eu acabei de respondê-la. As perguntas passam por moderação e só são publicadas junto com as respostas, tá explicadinho ali no formulário de envio. E a resposta pode demorar até 72 horas, pois eu vou respondendo conforme elas vão chegando, perguntas novas entram na “fila”.

          3. Perdao, pensei q a mensagem n havia chego… fiquei um pouco confusa nessa parte, quando tem o contato prematuro é ruim… e quando nao tem contato, tbm?! E os dentes superiores, os 4 sao pra frente devido mamadeira, como poderia influenciar para os debaixo subir?! Doutora Ana, sinceramente, se estivesse no meu lugar colocaria aparelho ou desistiria por consequencia de ter mais reabsorçao da raiz devido a um trauma do passado nos superiores incisivos e possivel reabsorçao nos inferiores devido à reabsorçao ossea, o que a senhora faria no meu lugar como paciente? Agradeço, doutora.

          4. Bruna, quanto não tem contato é ruim, mas “menos pior” do que um contato prematuro. Como disse, acho improvável que os 4 dentes anteriores de baixo “subam”, isso é mais comum em dentes posteriores. Sinceramente? Com supervisão periódica, se fosse em mim, eu colocaria o aparelho.

          5. Entendi, estou querendo arrumar essa má oclusao há um tempo, tirei ate os do ciso pra isso, estava super animada p/ isso… só fico com receio do tratamento ortodontico nao ter sucesso devido as reabsorçoes da batida que eu tive e comprometer o dente, sei la :/ se eu n tivesse batido já teria colocado. Estou estudando a possibilidade de colocar ano q vem, queria saber se normalmente casos de traumas (segundo a dentista trauma leve) como o meu os tratamentos ortodonticos costumam ser bem sucedidos, sem interrrupçao (sem ter que tirar o aparelho durante o tratamento que no meu caso será de 2 anos)? As pessoas q tiveram algum trauma conseguem mexer nos dentes ortodonticamente sem comprometer o tempo de vida do dente? Grata.

          6. Quando a dentista viu o raio x da periapical, disse q só houve reabsorçao, q foi pouca, o alveolo esta no lugar, o osso tbm e que a reabsorçao nao continuaria… disse ela que quando se quebra a ponta ou lasca de dente n gera grandes complicaçoes… dai que perguntei a ela, n precisaria ter uma outra periapical para comparar?! E ela disse q no meu caso n precisa pq naquela periapical mesmo viu q está tudo ok… e se eu estiver mto insegura, fazer raio x 1 vez por ano so pra desencargo de consciencia, mas disse que a reabsorçao n iria continuar… isso acontece de num caso de reabsorçao, o dentista identificar que a reabsorçao nao vai continuar e irá parar ali mesmo, sem ter outro raio x para comparaçao?? Grata.

          7. Não dá pra ter certeza, a reabsorção pode continuar ou não. A dentista, com base na avaliação, ACHA que não vai.

          8. Certeza absoluta, nunca. Mas se a reabsorção parar por muito tempo (5 anos, por exemplo), a chance de continuar diminui drasticamente.

          9. Karamba, nao sabia que a reabsorçao mesmo pequena causava todo esse transtorno, que chato isso, entao em pessoas q usam aparelho e tiveram reabsorçao devido ao uso do aparelho tbm tem q acompanhar se a reabsorçao vai evoluir devido ao uso do aparelho???

          10. Nossa! Só consigo enxergar coisas negativas em colocar aparelho ao inves de positivas… por causa dessa reabsoçao externa… o que adianta fazer tratamento, ficar com os dentes retos e mais tarde correr o risco de ter que arrancar os dentes por causa da reabsorçao externa ?! Quer dizer q todo mundo q já uso aparelho depois tem que ficar acompanhando o resto da vida se vai ter mais reaborçao em cada dente?! Para corrigir uma coisa depois ter que se preocupar com outra?!

          11. Não, Bruna. Não é todo mundo que tem que ficar acompanhando pra ver se haverá reabsorção, isso aconteça apenas com algumas pessoas, a minoria. Via de regra, a movimentação dentária não causa reabsorção de raízes. Se a pessoa teve reabsorção, aí sim, o ideal é acompanhar junto ao dentista / ortodontista por um tempo, pelo menos.

          12. Se os dentes de baixo podem subir, os de cima podem descer (devido ser um pouco pra frente)??? Já ouvi falar de um exame de sangue que consegue diagnosticar se a pessoa pode ter reabsorçao, isso já pode ser feito em consultorio??!! Grata.

          13. Isso é uma boa noticia pra mim (tomara que eu n faça parte dessa minoria) pensei bem e resolvi q vou colocar o aparelho… doutora, realmente desculpe qualquer coisa, esse assunto me desgasta, me estressa, eu até choro :/ … pq sempre tive cuidado com higiene oral e so de pensar q poderei ter q extrair o dente me aborrece mto (por questoes financeiras tbm, q eh caro) queria tirar uma duvida, quanto tempo q dura um implante de ceramica? Ele pode durar a vida toda ou tem que ficar trocando? Nas universidades costumam atender por um valor menor casos de implante? Mto grata.

          14. Nada é definitivo em Odontologia, mas tem materiais que são MUITO duráveis. Uma coroa de cerâmica pode durar anos, principalmente se o paciente tiver bons hábitos de higiene e alimentação. Não é algo que tenha prazo de validade, é questão de avaliar de tempos em tempos e ver se esta tudo ok. Se estiver, mantém-se. Sim, o atendimento em faculdades, sindicatos, associações costuma ser mais em conta, pois o dentista não cobra seus honorários, então fica só o valor dos materiais. Sobre isso eu falo aqui –> https://medodedentista.com.br/2012/01/dentistas-gratis.html

          15. Entao por ex, o implante de ceramica é um material duravel pois n muda de cor conforme os anos, o que já n é o caso com o de resina, ceramica seria melhor, caso n tenha nenhum problema com eles ao longo dos anos n á necessidade de trocar??? Se algum dia tiver essa necessidade essas universidade garantem uma vaga, qual a estimativa de tempo a chamar? É veridico que nas universidades o valor chega a ser 70% mais barato do que consultorio convencional??? Grata pelas informações.

          16. Isso, Bruna. A cor da cerâmica é estável, você vai precisar trocar apenas quando / se tiver problemas e o tratamento na Universidade pode ser 70% mais barato sim. Quanto ao tempo pra chamarem, varia de faculdade pra faculdade. Não tem vaga garantida, depende da demanda e da necessidade do curso de graduação / especialização, já que o atendimento aos pacientes visa, também, o aprendizado.

          17. E termos de porcentagem, dentro de um numero determinado de pessoas que usaram aparelho ortodontico, qual a % que sofrem reabsorçao, e desta minoria que sofre atinge quantos dentes, geralmente???? (andei pesquisando, li algumas coisas dizendo que eh normal dentes tratados ortodonticamente sofrerem reabsorçao, 90% dos casos, reabsorçao insignificante q n causa prejuizo nenhum a dente), tirado aparelho a reabsorçao cessa, eh veridico??? Outras pesquisas dizem q a reabsorçao atinge de 5 a 10 %, minoria, gostaria d saber qual estimativa eh verica?)

          18. Não conheço esses dados de forma tão específica, Bruna. Estudos existem vários, nem todos com conclusões concordantes. Depende, também, de que intensidade de reabsorção estamos tratando… sob esse ponto de vista, ambas as fontes que você cita podem estar certas.

          19. Bom dia Ana,
            Gostaria de tirar uma duvida com vc…
            Tenho 26 anos e aos 24 coloquei aparelho por pura teimosia, e depois q o dentista tirou meu aparelho senti como q se ele tivesse puxado meu queixo pra frente…
            Meus lábios hj em dia são bem mais volumosos, e de perfil meu lábio de baixo fica um pooouquinho pra frente…
            So que a mordida ficou certa…
            Será que teria como voltar meu osso pro lugar ou pelo menos perto???

          20. Ana, se a sua mordida está certa, é porque o problema era / é ósseo. Portanto, pra corrigir, só com cirurgia. Como no seu caso é um problema sutil, creio que não valha a pena.

  94. Depois de saber disso estou até pensativa em colocar o aparelho, no caso esse dente “o incisivo inferior”, o qual tem uma pequena mobilidade devido a um inicio de reabsorção ossea e retração da gengiva ele, como expliquei anteriormente, está um pouquinho mais alto que os demais, e com uma leve entortadinha, se eu optar em não colocar aparelho e pedir a dentista apenas para desgastar, essa leve entortinha q esse dente tem vai interferir com a reabsorção ossea, ele esta um pouquinho torto para dentro, mas não tem impactação nos dentes dos lados, por exemplo, nao esta em cima de nenhum dos dentes vizinhos, essa entortadinha afeta em algo a reabsorção mesmo depois de ter arrumado a altura dele “com o desgaste” para evitar que toque no ceu da boca, essa entortadinha afeta a reabsorção ossea???????? Outra duvida é se existe possibilidade de eu colocar enxerto osseo no meio da gengiva ou teve reabsorção, pq ficou tipo um buraquinho a gengiva, cedeu, existe essa possibilidade de enxerto para firmar o dente novamente???? Mto grata.

    1. Dentes tortos podem contribuir para problemas periodontais sim, Bruna. Mas não é questão de você pedir pra sua dentista desgastar o dente, é ela quem vai verificar se existe essa necessidade. Enxerto não funciona em caso de perda óssea por problema periodontal, mas depende do tipo de reabsorção, também.

  95. Vou fazer a cirurgia do freio para eliminar mais um causador dos problemas de reabsorção daqui 15 dias e converso com ela sobre o desgaste desse dente… no meu caso meus dentes nao sao tortos, mas a arcada superior é para frente, não exageradamente para frente, um pouco apenas, pq tomei mamadeira ate os 10 anos, já tirei os sisos para n acentuar mais ainda o problema, no caso dessa arcada um pouco pra frente interfere tbm no problema de reabsorção na parte de baixo da arcada inferior??? Se no caso colocar aparelho e causar reabsorção novamente, vamos supor q isso aconteça, isso significa q meus dentes ficam com o seu tempo de “vida” digamos assim comprometido, quanto que tenho q perder da raiz pra me preocupar??????? Eu li sobre tantos casos q isso ocorreu, na minha mente parece q aparelho vai ser um agente agressor pra reabsorver mais ainda 🙁 Grata Doutora Ana.

    1. Não, a projeção do arco anterior não deve ter a ver com a reabsorção óssea na arco inferior. Quanto à longevidade dos seus dentes, a reabsorção teria que ser grande, e sob supervisão periódica da sua dentista isso não deve acontecer. Com relação ao “quanto” de raiz perdida é necessário pra se preocupar, depende do caso, se há mobilidade dentária, como está a parte óssea, etc.. Uns 50%, eu diria.

  96. Foi pouca a reabsorção, as 3 dentistas informam isso, mas com o uso do aparelho pode ter mais, pois andei pesquisando e dizem que em quem usa aparelho 90% dos casos tem reabsorção, e se eu colocar e tiver novamente vai ser mais um pouco, e poderá comprometer a longevidade dos meus dentes, ela iria acompanhar com exames clínicos, raio x 6 em 6 meses, mas mesmo assim, e se porventura eu tiver a reabsorção, a dentista não pode me garantir isso pq é imprevisivel, vou comprometer mais um pouco da raiz, dai provavelmente ela vai suspender o aparelho e depois colocar d novo, e dizem que colocar e tirar tbm faz reabsorver… nossa é meio complicado! Realmente eu não sei o q fazer, pois tenho medo de que embaixo a reabsorção ossea aumente, devido a essa pequena pontinha de dente tocar o ceu da boca, pode haver reabsorção ossea mesmo depois já feito a cirurgia da gengiva??? (a reabsorção ossea tbm esta no inicio, é bem no meio dos dentes de baixo que ja estao separados, e em um tem e retração na gengiva q fez subir esse dente) Ao inves de colocar aparelho ela poderia lixar essa pontinha do dente incisivo inferior para nao tocar no ceu da boca evitando alguma força maior neste dente???? E isso do dente inferior tocar o ceu da boca, causa reabsorção ossea???? Muito obrigada pelas informações.

    1. É justamente pela imprevisibilidade que a sua dentista planeja fazer acompanhamento, Bruna. Compreendo sua ansiedade, mas se você não fizer nada a respeito o problema vai continuar. Discuta com a sua dentista se fazer o desgaste no incisivo é uma possibilidade. Sim, contatos indesejados entre os dentes – ou dos dentes com outras estruturas – podem causar reabsorção óssea. Enfim… eu acho que com a supervisão adequada, você não precisa ter medo.

  97. Olá Doutora Ana, estou eu aqui com mais um dilema. Já havia relatado um dos meus casos à senhora, que ha uns 2 anos tive uma pancada, 3 dentes superiores da frente, reabsorção a raiz (coisa minima), na qual a dentista disse ser um trauma leve, hj fui a dentista para fazer limpeza, 2 dentes embaixo inferiores eu tenho bem no meio deles uma reabsorção ossea (ainda n sei o q desencadeou isso, uma dentista disse q pode ser um inicio de periodontite, mas a outra disse q n tenho periodontite e disse q isso é devido a retração na gengiva, e como o dente esta subindo seria bom fazer a cirurgia do freio da gengiva e usar aparelho para corrigir a posição deste dente q esta subindo, para nao continuar havendo perda ossea) E aí vem a questao: eu tenho medo de colocar aparelho devido a reabsorção dos dentes de cima, mas só q os dente de baixo estão subindo, vou fazer a cirurgia da gengiva, mas ele esta meio alto, a dentista colocou o carbono no dente e falou q ele ta batendo no ceu da boca e isso nao eh bom, teria que por aparelho), agora estou entre a cruz e a espada, se eu colocar aparelho os 3 superiores vao diminuir a raiz e posso comprometer a longevidade dos mesmos, e se nao puser, esse dente alto vai ter um desgaste e pode continuar causando reabsorção ossea! Nossa, eu não sei o que fazer! Desculpa a extensão, agradeço desde já.

    Obs: a dentista disse que eu tenho que me preocupar com a má oclusão (mordida errada, ela falou) pq minha reabsorção foi minima e n vai trazer danos, mas se usar aparelho dai ja vai ser mais um pouco reabsorvido e ai q ta ! Tenho mto medo de continuar encurtando a raiz ate mesmo sem por aparelho, e agora ?!

    1. Bruna, não é porque houve uma reabsorção radicular que haverá novamente. Não dá pra afirmar que as raízes dos seus dentes vão reabsorver mais e, pelo que você falou, a reabsorção foi pouca. Você está sob supervisão, sua dentista está atenta e, na opinião dela, o melhor a ser feito é colocar o aparelho. Confie nela!

  98. Olá Dra. Ana! Vou colocar aparelho no dia 11 de novembro. O aparelho que o orto me indicou foi o autoligado. Gostaria de saber se ele é mesmo muuuuito melhor do que o convencional, pois ainda estou com duvidas se quero realmente colocar esse aparelho. Acho ele sem graça pelo fato de não usar as borrachinhas coloridas. Gostaria de saber a sua opinião. Bjs!

    1. Jade, EM TESE o aparelho autoligado permite uma movimentação dentária mais rápida, justamente pela diminuição do atrito entre o arco e os bráquetes (já que não há “borrachinhas”). Mas se isso ocorre na prática e o quanto mais rápido seria, não se sabe com certeza…. então não dá pra dizer que o autoligado é muuuuito melhor que o convencional. O maior benefício da ausência das “borrachinhas”, e isso de forma comprovada, é a higienização facilitada.

  99. Oi Dra. Ana ! Tudo bem ? Bom, meus dois dentes da frente são mais pra frente do que os outros, mais os outros estão no alinhamento certo e so os dois da frente estão mais pra frente, e eles são grandes ! Mamei mamadeira ate os 10 anos, é por isto ? Mas ja me olho no espelho e vi que meus dentes do fundo são certos, nenhum fora do lugar, vi alguns videos no youtube de dentes classe II, não e igual ao meu pois todos meus dentes nao sao pra frente e os dentes do fundo são retos, mas sou dentuça, isso se resolve com aparelho fixo ? Meus dentes de baixo são tortos (um pra frente, um mais pra tras, etc). Tenho muitooooooooooooooooo medo de dentista, por isso estou tirando minha duvidas pra quando eu for ja saber mais ou menos o que vou fazer :/ ,. Bom, esta e minha pergunta Dra. Ana, espero resposta, ótimo site. Bjus !

    1. Gabriela, é muito provável que seus 2 dentes da frente estejam mais à frente por causa da mamadeira. E sim, isso se resolve com aparelho fixo. Procure um dentista / ortodontista e faça uma avaliação.

  100. Olá Ana, como vai? Bom, tenho uma pequena dúvida sobre o término do tratamento dentário com o aparelho: É verdade que após o uso, os dentes podem voltare a serem tortos?

    Antes de eu pôr aparelho, a minha arcada era muito “fina”, e eu não teria muito espaço para os meus caninos nascerem. Eu tive que pôr aquele aparelho que fica no céu da boca para “abrir” a arcada e agora eu estou usando o aparelho “normal”. Algumas pessoas me disseram que depois do tratamento os dentes ficam tudo tortos novamente. ENTREI EM DESESPERO! :O
    Isso é verdade mesmo? Lembrando que a dentista me disse que talvez não vou precisar de arrancar dentes de cima.

    1. Diogo, isso é “mais ou menos” verdade. Depois que se remove o aparelho fixo, os dentes têm uma tendência a se “reacomodarem” (o nome técnico é “recidiva”), ou seja, pode haver pequenas movimentações dentárias indesejadas. Por isso mesmo é que se usa o aparelho removível como contenção depois do fixo, que é uma forma de evitar ou minimizar isso. Mas nunca os dentes vão voltar a ficar tortos como eram no início do tratamento, isso não acontece. Ainda mais se você usou disjuntor palatino (o aparelho no céu da boca).

      1. Ana, obrigado pela resposta! Mas então, esse aparelho removível, eu teria que usar “para sempre” ou apenas por um tempo depois de ter retirado o aparelho fixo?
        Parabéns pelo blog! Sem dúvidas o melhor sobre odontologia.

        1. Obrigada! 🙂

          O ideal é que o aparelho removível seja usado pelo maior tempo possível. Geralmente o ortodontista recomenda o uso obrigatório por pelo menos 1 ano, mas se o paciente puder / quiser usar por 2, 3 anos… melhor ainda. A chance de recidiva varia também com a idade da pessoa, entre os 20 e 30 anos a possibilidade é maior.

          1. Ah sim, entendi. Sobre essa “recidiva”, o movimento dos dentes são MUITO grandes ou é uma coisa mínima?
            Eu tenho 17 anos e nunca precisei arrancar nenhum dente para pôr o aparelho. Meu medo maior é dos meus dentes voltarem para o estado de antes. Antes do tratamento odontológico o meu rosto era fino, mas depois do tratamento ele ficou muito mais quadrado e com a arcada mais larga e os dentes alinhados. Não queria perder este resultado com a idade. rs

            Obrigado!

          2. Geralmente a recidiva é caracterizada por pequenas movimentações dentárias. Com certeza não interferiria no seu rosto.

  101. Obrigado pela resposta! Ana, queria perguntar só mais uma coisa. O hábito de ficar mordendo tampa de caneta pode contribuir fortemente para que os dentes fiquem tortos? Sempre tive o mau hábito de ficar fazendo isso, principalmente nos dentes da frente. Ja fiz isso muitas vezes, na maioria das vezes quando muito ansioso. Depois que eu comecei a me incomodar com a posição dos meus dentes, lembrei disso. Ainda não eliminei totalmente esse mau hábito, mas não se compara como era antigamente. Parabéns pelo blog!!!

    1. Contribui sim, Evandro. Isso se chama parafunção, que é um hábito deletério, ou seja, algo “diferente” que fazemos com certa recorrência e que pode causar efeitos não desejados nos dentes ou em estruturas ósseas bucais. Morder a tampa da caneta pode aplicar forças desfavoráveis aos dentes, movimentando-os.

  102. Parabéns pelo blog! Sei que é difícil dar uma resposta pela internet, mas queria a sua opinião. Os meus dentes inferiores frontais estão bem tortos, pois alguns desviam para o lado, outro para trás e assim estão deslocando os outros. Antes achei que fosse só um problema de estética. Mas ultimamente venho sentindo uma pressãozinha nessa região, causada provavelmente pelo choque entre esses dentes, e isso incomoda as vezes, além de acumular restos de alimentos mais facilmente! Nesse caso, um tratamento ortodôntico seria o ideal para a resolução desse problema? Muito obrigado!

    1. Evandro, acho que pode ajudar, sim. Só o fato de facilitar a higienização da região já é um motivo pra usar aparelho. Procure um dentista / ortodontista pra avaliar.

  103. Oi Doutora,
    As vezes quando puxo a gengiva com a boca do lado de dentro dos dentes, fazendo pressão como uma sucção (como se fosse puxar ou beber em canudinho), notei que a gengiva “se mexe” se deslocando, e depois ao eu empurrar ela com a língua, eu sinto um “estalinho” voltando ela na posição normal… sinto isso na gengiva atras dos dentes caninos, de ambos os lados, e também sinto atras dos dentes incisivos, e terceiro molar…
    Puxo a saliva com força, como uma sucção, e a gengiva se mexe, saindo do lugar natural parece, dai empurro ela com a língua apos essa sucção e sinto um estalinho do dente, é normal… estou com a gengiva infeccionada ou é normal por eu “puxar” ela e depois empurrar?
    Obrigada.

  104. Bom dia.

    Dra., tenho notado que a noite, quando acordo para ir ao banheiro, minha mordida está “diferente”, não está encaixando normalmente. Noto que meus dentes de cima, os dois principais da frente, como se eles esfregassem nos de baixo para encaixar a mordida.
    É normal isso? Pois durante o dia volta ao normal… a mordida encaixa perfeitamente sem que dentes esfreguem uns nos outros…
    Num sei se é porque durmo de bruço, pressiona o maxilar, durmo com a mandíbula torta…
    É normal isso à noite, esse “desencaixe!”??

    1. Cristina, acontece. A nossa mandíbula pode ocupar posições sutilmente diferentes dentro da articulação (não desencaixou, não!), o que causa esse efeito de “mordida diferente”. Ela passa de MIH (máxima intercuspidação habitual) para RC (relação cêntrica), e vice-versa. Não é nada demais e, se não houver nenhum sintoma importante associado, pode ficar tranquila.

  105. Extraí sim, doutora. Eu extraí os 2º molares superiores antes do tratamento, como ela pediu. Ela pode corrigir o meu perfil com a extração desses dentes, ou somente com a extracao dos pré-molares?

    1. Havendo espaço pra retrair os dentes, é possível, sim, a correção do perfil, independentemente de que dentes foram extraídos. Mas tenha em mente que alguns problemas de perfil são de resolução cirúrgica, a compensação dentária ajuda, mas não resolve por completo.

  106. Dra., eu to usando aparelho, eu tenho os dentes superiores pra frente, faço um pouco de pressão pra fechar a boca. entao, a dentista pediu a extração dos segundos molares superiores (pois estavam completamente cariados/destruidos e ela disse que precisaria de espaço). Eu uso o aparelho de safira, faz 8 meses, to na fase dos elasticos (aquele pra puxar o canino que forma um triangulo no elastico). Bom, ela disse que se continuar nesse ritmo eu tiro com 1 ano e meio de tratamento, porém ainda nao percebi melhoras no meu perfil, continuo fazendo pressao pra fechar a boca. Será que ela nao vai corrigir isso? Ela pediu pra eu extrair os 2º molares e nao os pré-molares. Será que ta certo isso? E se ela ainda for corrigir, como vai ser feito? Todos os meus dentes vao ser puxados pra tras?

    1. Cecilia, você ainda não extraiu os dentes? Se não, é esperado que o seu perfil ainda seja o mesmo. Com a extração dos dentes, será possível levar seus dentes pra trás e melhorar o seu perfil. Certamente isso será corrigido, ainda.

  107. Dra. Ana, tenho alguns dentes tortos, mas mesmo assim eu ainda gosto do meu sorriso, mas tbm gosto da possibilidade de colocar o aparelho, no primeiro dia de revisão a dentista me perguntou quais as minha queixas e uma delas foi ter a boca um pouco “ALTA”, e quando fui a segunda vez, a dentista respondeu que eu preciso extrair quatro dentes pela minha queixa, realmente, eu preciso extrair?

  108. Tampa de panela shuashuahsushua… Sempre acompanhando seus blogs… usar aparelho é divertido, tirando a parte de quando o dentista aperta 😀

  109. Dra., voce sabe se tem um tempo médio que o paciente com sobremordida precisa usar o levante? É até o fim do tratamento?

    1. Ana, depende do caso. Mas via de regra não se usa o levante até o fim do tratamento, ele é removido antes, assim que a mordida profunda é corrigida… o que pode levar de 6 meses a 1 ano (mais, dependendo da severidade).

  110. Doutora, eu usava aparelho, hoje estou apenas com a contenção, mas eu sinto vontade de usar novamente o aparelho, mesmo depois de ter corrigido os dentes. Agora é mais por vaidade mesmo, sabe…?! Será que posso colocar novamente aparelho, mesmo não tendo dentes tortos?

    1. Luiz, até entendo. Muita gente já me procurou com esse desejo. Mas não dá, porque a presença do aparelho ortodôntico fixo dificulta a higienização e pode levar a vários problemas, como cáries e gengivite. Então é melhor não arriscar, acho BEM difícil que você encontre um dentista disposto a instalar novamente o aparelho em você.

  111. Olá tudo bem, queria te pedir uma opinião doutora, eu tenho mordida cruzada, já uso aparelho ha um ano, só que pra levantar minha mordida minha dentista quer extrair dois dentes de baixo, até pq eu não tenho um dos caninos de cima, acho que por isso está dando diferença, já até levantou um pouco, só que agora parou de levantar, aí ela me sugeriu isso, só que tenho medo de dar diferença na carga dentaria de baixo, depois que o aparelho conseguir levantar vai ficar normal?

    1. Se realmente há indicação de extração no seu caso, pode ficar tranquila, Marcela. Ao término do tratamento, é pra ficar tudo ok.

  112. Dra., bom dia.
    Vi que voce falou varias coisas sobre o levante, instalei as pecinhas ontem atras dos meus dentes da frente e estou desesperada, pois nao consigo comer! Fora que meus dentes (todos) estao doendo absurdamente. Isso é normal? Depois de uns dias passa ou vou ficar com este incomodo até tirar o levante?

  113. Dra, uso aparelho ha 3 meses. Já sinto mudança em alguns dentes, mas tenho a sensação de que alguns entortaram ainda mais. Olho no espelho e parece que minha arcada inferior esta torta, ou seja, já não fecha com a de cima. Não sei até que ponto isso é normal. Meu dentista parece ser bom, apesar de não gostar muito de conversar. Como agir? Pedir uma segunda opiniao, esperar alguns meses mais?

    1. Re, é assim mesmo. Durante o tratamento ortodôntico há fases em que os dentes parecem mais tortos do que no começo, como se o aparelho “desorganizasse” a sua mordida. Mas tudo isso é temporário e será corrigido até o fim do tratamento, pode ficar tranquila.

  114. Boa tarde Dra.

    Estou muito triste, estou usando aparelho há 5 meses, nao notei melhora alguma nos meus dentes… Quero ir para um outro consultório, o que devo fazer?

    1. Milene, é um direito seu trocar de dentista. Mas eu acho 5 meses muito pouco tempo para grandes resultados, dependendo do seu caso os resultados podem não ser tão aparentes. Minha sugestão é que você converse com o seu dentista e pergunte como anda o tratamento, o que ele está fazendo… assim ele pode mostrar pra você a evolução do tratamento.

  115. Dra, a minha dentista não colocou braquete nos incisivos laterais superiores, e colocou molinhas, de acordo com ela era pra abrir espaço e trazer esses dentes pra frente. Faz 12 dias desde a ultima manutenção, e eu percebo q onde passa a molinha esta frouxa, como se estivesse sobrando, mas no inicio estava bem apertadinha… é normal?

    1. É normal e esperado, Dri. Sinal de que o espaço abriu, como queria sua dentista. Se o espaço já for suficiente, ela deve colar os bráquetes na próxima consulta, pra alinhar seus laterais com os demais dentes.

  116. Olá Dra. Ana… Maior respeito tenho por vocês dentistas… Sempre digo a quem tem medo que quando fui ao dentista pela primeira vez com muuuuito medo, encarei e tenho feito meu tratamento, (que começou logo de cara com as extrações dos sisos), que a gente paga pelo procedimento, mas não paga pra deixar o trauma na lixeira no consultório… Vale cada centavo investido… Show de bola… principalmente dentistas como a Sra. e o o meu Dentista, é claro!!! 🙂
    Bom… comecei a usar aparelho há 10 dias, tenho os dentes bem juntinhos e um pouco tortos, foi colocado apenas nos dentes superiores da frente, e já com aquela molinha. Não tenho afinidade com minha orto ainda, e gostaria de saber pra que servem as molinhas?
    Mas na próxima visita vou levar um caderninho de perguntas!!! rsrs… 🙂

    1. Obrigada, Adriana. Numa época em que os dentistas têm lutado diariamente pela valorização da profissão, seu comentário é um alento. 🙂

      As molas geralmente são usadas pra abrir espaços entre os dentes. Como você disse que tem os dentes bem juntinhos, devem ajudar a dissipar os apinhamentos e alinhar os dentes. E faça isso mesmo, se for preciso, anote! Às vezes as pessoas deixam de perguntar por vergonha ou porque, na hora, esquecem mesmo… ou as dúvidas só surgem depois. Mas o dentista taí pra isso mesmo, pra orientar e ajudar.

  117. Dra, coloquei o aparelho hoje, e alguns dentes ficaram com resina em volta, parece que o dente está sujo. Como fazer? Foi trabalho mal feito? Como tirar?

    1. Re, depois que a resina é fotopolimerizada (fica “dura”), só o dentista consegue tirar. Realmente não é o ideal essas “sobras” em volta dos bráquetes, pois isso ajuda a reter resíduos alimentares / placa bacteriana, o que não é desejável. Enfim: procure seu dentista e mostre pra ele pra que ele possa resolver isso pra você.

  118. Olá Dra Ana,

    Por favor, um braquete do meu aparelho descolou , eu posso esperar a proxima consulta de manutenção para colar que sera daqui 10 dias?

    Grato

  119. Olá Dra. Ana.

    Tenho a mordida cruzada e isso nunca me incomodou. O que me incomoda são alguns dentes superiores que estão desalinhados. Fui a um dentista e ele disse que só poderia colocar o aparelho depois que eu consertasse a mordida, ou seja, só depois que eu fizesse a cirurgia. Eu preciso fazer a cirurgia só para alinhar alguns dentes? Sobre a mordida cruzada eu consigo corrigi-la com o uso do aparelho? Hoje eu tenho prestado atenção ainda mais nos meus dentes e na minha mordida o que tem afetado na minha autoestima e na minha estética, o que é muito chato.

    O post foi ótimo.
    Adorei. Parabéns.
    Até mais…

    1. Francielle, pra alinhar seus dentes certamente a cirurgia não é necessária. O problema é que, dependendo da severidade da mordida cruzada (e sendo um caso diagnosticado como cirúrgico), colocar aparelho pode até piorar o problema. TALVEZ, no seu caso, seja até possível melhorar a mordida cruzada só com aparelho, mas perfeito não vai ficar (afinal, o caso é cirúrgico). Então, se você não pretende se submeter a uma cirurgia ortognática, a questão é considerar se o uso do aparelho será útil ou prejudicial pra você.

  120. Olá Dra. Ana

    Por favor, coloquei hoje aparelho ortodôntico na parte de baixo, porém a dentista colocou nos dentes superiores um levante, acho que isso o nome, onde tem a banda, agora os dentes parecem ter ficado mais altos, com isso estou com dificuldade para comer 🙁
    O que faço agora?
    Muito obrigado.

    1. Paulo, infelizmente não há muito o que fazer além de se adaptar à nova situação. o levante é bem chato mesmo, mas está cumprindo a sua função: manter a mordida aberta. Tem pessoas que se adaptam rápido, outras levam mais tempo, mas geralmente em 1 ou 2 semanas você já deve estar acostumado. O levante ficará instalado até que o problema de mordida que motivou a sua colocação seja corrigido (mordida profunda, geralmente).

      1. Dra., Muito Obrigado pela rapida resposta.

        Mais uma duvida, meu aparelho ortodôntico é aquele estético, porém as borrachinhas já ficaram amareladas, tem com fazer alguma coisa para limpar, faz apenas um dia que coloquei 🙁
        Muito Obrigado

        1. Paulo, provavelmente você está usando borrachinhas transparentes ou brancas, e essas borrachinhas pigmentam muito facilmente com a bebida / comida que se ingere. Infelizmente não tem como limpar, só trocando mesmo.

  121. Coloquei elástico no aparelho ontem, minha mordida é aberta, geralmente quanto tempo o paciente fica em média com esse elástico?

    1. Gabriele, depende de que elástico é esse… há vários tipos. Não dá pra estabelecer uma média de tempo, pois cada caso é um caso e é preciso considerar a severidade da sua mordida aberta.

  122. Bom dia Dra. Ana! Eu gostaria de saber até q ponto a mordida profunda tem a ver com bruxismo… tenho 23 anos e meu marido falou q de vez em quando eu rangia os dentes… e depois eu comecei a reparar q de vez em quando eu acordava com os dentes d cima doloridos… andei pesquisando e li q o bruxismo tem a ver tbm com stress… para mim eh mais o stress q me deixa assim, ai queria saber se a mordida profunda influencia muito nessa doença?!? Moro no Japao e aki não eh tão fácil achar um bom dentista, e ainda tem o idioma q complica mais… fui em um q tinha uma brasileira e ela falou q tinha q usar aparelho pra arrumar minha mordida, mas aqui eh mto caro, e eu não tenho a menor vontade de usar aparelho! Obrigada pela atenção! Adoro o seu blog ^^ !!! Bjsss !!!

    1. Nancy, a mordida profunda não tem relação direta com o bruxismo. Não há qualquer comprovação, também, de que problemas oclusais (de “mordida”) sejam causadores de bruxismo, então não dá pra afirmar que tratando a mordida profunda (ou outros problemas oclusais) o bruxismo seja controlado. O estresse sim, esse tem influência conhecida no hábito de ranger de dentes. Tem um texto só sobre o assunto aqui no blog, acho que pode ser útil pra você: https://medodedentista.com.br/2013/08/bruxismo-o-habito-de-ranger-os-dentes.html

      1. Nossa Dra., li o post q vc indicou e nem sabia q isso podia afetar até o canal do dente, nas ultimas vezes q mexeram nos canais d dois dentes deu inflamação, vai ver q o bruxismo afetou isso tbm???? Bom, eu vou ver se o dentista faz uma placa pra mim, vai ser melhor q aparelho :D… Arigatou pela atenção e pela resposta! Saude e sucesso sempre ^^ !!! Bjs!

        1. Douitashimashite :).

          Sim, o bruxismo, ao impor muita força sobre os dentes, pode levar à inflamação dos tecidos em volta deles e afetar canais, também. No caso da placa, apenas lembre: TEM QUE SER RÍGIDA, ok?! Abraço!

  123. Olá Dra. Ana, uso aparelho ortodôntico há mais ou menos 8 meses. Recentemente a minha ortodontista colou duas bolinhas de resina nos dentes de trás para levantar a minha mordida. Fiquei então um pouco preocupado. E na hora de remover a resina, vai sair fácil? Não vai danificar os meus dentes?

  124. Olá, eu tenho 13 anos.
    Há uns 2 anos atrás eu usei aparelho pelo motivo dos meus incisivos serem um em cima do outro (não tanto) mas eu tive que usar, só que minha dentista era horrível, machucava demais a minha boca. Eu já não estava mais aguentando e então eu mesma em casa retirei o meu aparelho, depois eu fui em uma dentista ótima que com todo o cuidado tirou a cola do aparelho (ele era fixo) e assim eu estou. Sem aparelho, só que eu quero muito colocar de novo e eu acho que preciso colocar novamente não só porque é legalzinho e tal, é porque eu também não conclui o processo todo. Você acha que eu deveria colocar novamente o aparelho? Na minha rua tem uns 3 dentistas :/ me ajuda por favor, hahaha beijos. Obrigada.

    1. Ágatha, se você tem problemas de posicionamento dentário a resolver e está disposta a começar um novo tratamento ortodôntico, acho que deve. Mas tenha certeza disso, porque interromper mais um tratamento seria apenas perda de tempo. Apenas NUNCA MAIS remova nenhuma peça do seu aparelho em casa, ok?! Você poderia ter se machucado, ter quebrado dentes, etc..

    1. Claudia, se você pretende corrigir a mordida aberta, sim. Peça pra um responsável levar você num dentista / ortodontista pra avaliar.

  125. Oi! Meu nome é Fagner, tenho 15 anos e vou por aparelho, ja fiz minha documentacao e peguei e ainda não levei na dentista, mas dei uma olhada e fiquei com algumas duvidas. 1° em uma pagina da documentacao ‘diagnostico do raio x’ tinha duas observacoes, eram as seguintes:

    • Dentes em formacao 18 e 28 , 48 e 38
    • Restauracao extensa no dente 36

    O que quer dizer? Eu ja tenho uma restauracao nesse dente! Sera que vou ter que fazer canal? Esse dente nao doi com açucar nem com alimentos frios só com alimentos solidos e quentes, ainda estou com a restauracao provisoria nele, fiz antes de fazer os exames, o que voce acha? Agradeco!!!!

    1. Fagner, a interpretação radiográfica que vem junto com a sua radiografia nada mais é que uma descrição do que viu o dentista que a realizou. “Dentes em formação 18 e 28 , 48 e 38” significa que os seus 4 sisos ainda estão dentro da gengiva e as raízes deles ainda não estão “prontas”, digamos assim, o que é completamente normal na sua idade. “Restauração extensa no dente 36” significa exatamente que você tem uma restauração grande nesse dente (o primeiro molar inferior esquerdo), não é uma recomendação pra que seja feita uma restauração… é só uma constatação. Mas se o seu dente dói com alimentos mais sólidos e quentes, seria bom seu dentista avaliar. Além disso, se a restauração é provisória, certamente terá que ser feita a definitiva antes da instalação do aparelho.

  126. Olá Dra, gostaria muito de uma orientação: Tenho 34 anos e uso aparelho fixo há 30 meses para correção de sobremordida (minha mordida é profunda). Extraí 2 pré molares superiores para ajustar a arcada há quase 2 anos e até o momento o espaço não foi totalmente fechado. Já questionei minha ortodontista que diz ser normal todo o andamento do tratamento. Estou insegura, pois em todo este periodo, não percebi minha arcada superior “ir para trás” e harmonizar meu sorriso, muito pelo contrario, sinto eles mais a frente. No arco onde há o espaço do dente extraido ele faz uma volta (parecido com a letra T) e nas consultas ela apenas tem trocado as borrachinhas. Será que falta algum procedimento a ser executado no meu caso? Desde já agradeço.

    1. Thereza, provavelmente o alinhamento que ela quer pra fazer a retração (“puxar” os dentes para trás) ainda não foi atingido (embora parece que tempo pra isso houve). Mas o motivo MESMO pode ser outro, só sua dentista pode dizer com certeza, depende do plano de tratamento.

  127. Olá, eu uso aparelho e recentemente minha dentista colocou aqueles batentes para não quebrar o aparelho de baixo, quanto tempo devo ficar com isso? Como vou conseguir comer? =(

    1. Filipe, você vai usar o levante (“batente”) até que a sua mordida profunda seja corrigida e o levante não seja mais necessário. Pode levar alguns meses. Quanto à alimentação, é uma questão de adaptação… é chato no começo, mas você deve se acostumar.

  128. Oi Ana, tenho uma duvida. Uso aparelho fixo ha 3 anos e tenho mordida profunda, queria saber se tem alguma solução pra isso, se tem como os meus dentes de baixo aparecerem também hahaha, desde já agradeço muito! Parabéns pelo site!

    1. Tem sim, Hillary! A solução costuma ser reverter uma curva que os dentes de baixo formam, chamada “curva de Spee” e/ou extruir (trazer mais pra fora da gengiva) os dentes de trás. Enfim, tudo isso só dá pra fazer com aparelho ortodôntico mesmo!

  129. Dra. Ana, tenho 15 anos acompanho seu site há um bom tempo e sempre respondeu minhas duvidas, até que, após eu retirar meu aparelho (usei apenas 5 meses pois meus dentes nunca foram tortos ou algo assim) eu vi que meus dois caninos estavam muito pra dentro, está um verdadeiro “V”, será que eu posso ir a outro dentista e usar aparelho novamente com a finalidade somente de puxar os caninos um pouco mais pra fora? Tem como? Mas só os caninos da arcada superior, pois os outros dentes estão impecáveis, e outra duvida, seria necessário a colagem de TODOS os brackets? Obrigado.

    1. Rodrigo, pra corrigir isso só colocando aparelho novamente. E sim, seria preciso colar todos os bráquetes (provavelmente, inclusive os de baixo).

  130. Dra. Ana, utilizo o “levante” fixo, pois tenho mordida profunda. A minha pergunta é: utilizarei o levante até o final do meu tratamento (previsto para 3 anos)? Ele prejudica a minha fala e portanto não quero passar anos com isso. Utilizarei o levante até meus dentes crescerem a ponto de “consertar” a mordida profunda? Seria isso? Obrigado!

    1. Exatamente, Victor. Você não deve precisar usar o levante até o fim, só até que a sua mordida profunda seja corrigida.

  131. Oi, bom dia
    Meu filho tem 4 anos e chupa dedo impulsionado por uma amiga que a filha tambem usava, coloquei um aparelho para evitar a acomodação do dedo no ceu da boca, só que com meu filho não ta adiantando muito, ele continua chupando o dedo. O que será que houve, será que o aparelho que ele colocou esta errado?

  132. Oi Ana, então, usei aparelho por quase 7 anos e agora estou fazendo algumas restaurações e minha dentista disse que eu tenho ‘mordida profunda’ dai fiquei tipo “oi?”, li o que você explicou, mas só me diz uma coisa, ter essa dita mordida profunda é ruim quanto? haha

    Beijos

    1. Tatiane, a mordida profunda é quando os dentes de cima “cobrem” os de baixo quando a pessoa morde (isso mais do que o normal), e não prejudica a pessoa, necessariamente. Se não há nenhum sintoma associado (dor, desgaste dentário) e a pessoa não pretende corrigir, não é obrigatória essa correção.

  133. Socorro, minha dentista coloca sua assistente para fazer manutenção em mim. E a tal assistente colocou um levante de mordida e eu estou cortando e mordendo demais a minha língua, detalhe, a assistente usou a broca para remover resina do meu dente e para trocar um braquete ela arrancou esmalte do meu dente, pois esta muito sensível. Fora que tomei um banho pelo fato da caneta soltar água. O que eu faço, troco de dentista?

    1. Leticia, é um direito seu. Mas, em princípio, eu conversaria com a dentista e relataria o problema. Diga a ela que você gostaria de ser atendida diretamente por ela.

  134. Eu tenho mordida cruzada de um lado e mordida aberta anterior, uso aparelho ha 4 meses, quanto tempo mais ou menos eu devo precisar usar? Obrigado.

    1. Anonimo, depende, até porque é preciso considerar a severidade desses dois problemas. Mas geralmente os tratamentos com aparelho fixo levam em torno de 2 anos.

  135. Olá,
    Bom eu coloquei o aparelho ontem, só que meus dentes de trás estão encostando nos brackets e não consigo comer, pois dói quando eu mordo, meio que empurra um pouco as brackets, o que devo fazer ? Eu consigo mastigar com o passar dos dias ou devo ligar para a minha dentista ?

    1. Andressa, não é o ideal que os bráquetes fiquem encostando nos dentes do arco oposto, até porque assim eles devem se soltar. É bom que você entre em contato com a sua dentista pra verificar.

  136. Oi Ana, estava procurando algumas coisas aqui na net e por acaso te encontrei 🙂 É que meu problema é esse, nasceu um dente por trás dos dois superiores da frente (permanentes), você sabe me dizer o que é isso? E um fato estranho que ele é fino e pequeno e parece com esses últimos dentes da boca (se não me engano o nome é dente pré-molar) 🙁 Outra coisa, tá começando a nascer aquele último dente da boca la no fundo =/ tenho 13 anos.

    1. Ítalo, pela posição e anatomia desse dente, parece ser um supranumerário (um dente a mais do que deveria). O “ultimo dente” que está nascendo, considerando a sua idade, é o segundo molar. Depois dele, lá pelos 17 ou 18 anos, ainda vai nascer o siso (que é o terceiro molar). Enfim, procure um dentista pra avaliar. Sendo um supra numerário mesmo, teria que extrair.

  137. Olá!
    Tenho 29 anos e agora decidi colocar aparelho… a mordida está cruzada, gostaria de saber quanto tempo demora pra arrumar???
    Obrigada
    Fernanda

    1. Fernanda, depende MUITO do caso. A maioria dos tratamentos ortodônticos dura em torno de 2 anos, mas pode ser menos que isso e mais também. Também depende da severidade da sua mordida cruzada, de como ela será descruzada, se ela é só dentária ou também óssea… e por aí vai. Procure um dentista / ortodontista e faça uma avaliação.

  138. Olá, eu tenho problemas dentarios, mas pelo que entendi n é nenhum desses que vc escreveu, as vezes eu sinto vergonha, mais com minhas amigas, minha familia eu nem ligo. Algumas pessoas dizem que o aparelho que terei que usar meu pai chama de “freio de burro”, ele disse que parece, se for mesmo eu nem levantarei da cama.

    1. Maysa, seu pai é dentista? Se não é, não tem como saber que tipo de aparelho você tem que usar (se é que tem)! Esse aparelho que as pessoas chamam erradamente de “freio de burro” se chama AEB (aparelho extrabucal) e serve para levar os dentes de trás mais para trás para encaixar direitinho a mordida. Mas atualmente existem outros aparelhos que fazem a mesma coisa, portanto não é obrigatório usar esse tipo de aparelho (embora ele seja ótimo pra isso). Enfim, sem examinar você não dá pra dizer se você precisa desse ou de qualquer outro tipo de aparelho. Acho que esse texto pode ajudar você: https://medodedentista.com.br/2012/11/eu-preciso-usar-aparelho.html

  139. Ola,

    Coloquei um aparelho para sobremordida hoje. Gostaria de saber se vou me acostumar com ele e se minha voz vai ficar muito afetada até eu retira-lo.

    1. Vai se acostumar sim, Marcia. A adaptação costuma levar de 1 a 2 semanas, inclusive quanto à dicção.

  140. EU TENHO OS DENTES MUITO PRA FRENTE E TENHO AQUELA JANELINHA… QUAL APARELHO QUE VOCÊ ACHA QUE EU VOU USAR?????

    1. Luana, certamente o aparelho fixo (aquele com as pecinhas coladas nos dentes). Procure um dentista / ortodontista pra avaliar.

  141. Bom dia Ana, tenho mordida aberta e cruzada, já fui a vários especialistas e já usei aparelho por 3 anos, porém os dentistas sempre dizem que não iria melhorar muito e realmente não melhorou, já não aguento mais, sou de Pernambuco e estou sem esperanças com meus dentes :/ gostaria que me ajudasse.

    1. Larissa, certamente o seu problema não é apenas dentário. Provavelmente envolve, também, a parte óssea, por isso o aparelho ortodôntico sozinho até ajuda, mas não resolve. Nesse caso, se você busca um resultado mais efetivo, estaria indicada a cirurgia ortognática. Seria interessante fazer uma avaliação com um dentista especialista em cirurgia bucomaxilofacial em conjunto com um ortodontista.

  142. Boa noite, procurando sobre prognatismo mandibular encontrei o sei blog e achei super legal!
    A minha dúvida é se eu estiver prognatismo mandibular classe III e não quiser fazer a tal cirurgia, posso usar aparelho para a vida toda, ou terei problemas?

    1. Isa, depende da gravidade do seu prognatismo. Geralmente é possível compensar o problema ósseo mexendo só em dentes, ou seja, usando apenas o aparelho ortodôntico. Nem é uma questão de “usar aparelho pra vida toda”, é de tratar até se obter um resultado satisfatório (“perfeito” não daria, aí só com a cirurgia).

  143. Eu coloquei o aparelho quadrihélice hoje, e nao consigo comer nada. A partir de quantos dias posso comer carne, coisas normais ? Será que eu ja posso tirar ele mes que vem? Corta a lingua da pessoa quando for beijar ?
    Obrigada, beijos.

    1. Bruna, em 1 semana você já deve estar adaptada ao uso do aparelho. Acho improvável que você o remova no mês que vem, o tempo de uso seria muito curto. E não, em princípio, não corta a língua da outra pessoa quando se beija. 🙂

  144. Doutora, meus dentes superiores são retos e os inferiores são um pouquinho pra tras, eu queria deixar meus dentes alinhados, posso colocar aparelho ? Se eu colocar não vai prejudicar meus dentes ? E também porque eu acho lindo.

    1. Liz, pelo contrário… se você quer corrigir algum problema estético, por menor que seja, o aparelho pode beneficiar você, e não prejudicar. Procure um dentista / ortodontista pra avaliar.

  145. Estou usando o aparelho de contenção, e percebo que os dentes caninos levantaram mas na posição correta, ou seja, os dentes não ficaram abertos, mas sim levantam, porque? Agradeço, se responder.

    1. Leopoldina, a contenção, bem ajustada, deveria manter os dentes em posição. Se eles estão se movimentando de forma indesejada, pode ser problema no aparelho removível.

  146. Ehhh saí da parte do siso e estou indo pro aparelho. Bom minha duvida e a seguinte, coloquei hj meu aparelho, na verdade ela so colocou o começo do aparelho seria os ferrinhos e aqueles negocio que gruda nos dentes kkkk não sei o nome, e ela não colocou nos 2 dentes do fundo. Ae blza, porem ela colocou esses negocio que gruda no dente mais pra baixo e não colocou no centro do dente, esta quase na ponta do dente… Bom, desculpa ta falando dessa maneira, e que eu não sei quase nada sobre isso kkkk, coloquei o aparelho hj. Ae eu liguei para a dentista e ela disse que no meu caso como meus dentes são grandes e eu sou um pouco dentuço o certo seria deixa-los na ponta. Então, você acha que a dentista fez merda ou depende de cada caso onde se coloca o aparelho, se e no centro do dente ou mais pra baixo ?

    1. Josimar, cada dente tem um lugar certo pra se colar as pecinhas do aparelho, e esse lugar, realmente, fica “mais ou menos” no meio dele (a inclinação varia). Considerando que você parece ter coroas dentárias mais “longas”, o que a sua dentista fez faz sentido… é uma forma de intruir certos dentes (colocá-los um pouco “pra dentro” da gengiva) e diminuir a aparência alongada deles. Segredinho de ortodontista. 😉

      1. Sim sim, meus dentes são longos e grandes, se isso vai melhorar a estetica, tudo bem. Mas eu vou ter que ficar com os braquetes mais pra ponta do dente o meu tratamento inteiro ou depois ela vai posiciona-los no centro?

  147. Meus dentes da frentes são juntinhos, mas os do lado são meios separados com o dente da presa q o fino :), queria saber se preciso usar aparelho.

    1. Samantha, se você pretende corrigir o alinhamento ou eventuais espaços entre os dentes, só usando aparelho. Procure um dentista / ortodontista pra avaliar.

  148. Doutora, tenho mordida cruzada e um problema sério de ATM (já cheguei a sofrer com mais de um deslocamento do maxilar por semana). Coloquei aparelho ortodôntico recentemente e gostaria de saber qual a média de tempo para que diminuam as dores relacionada à ATM.

    Obrigada!

    1. Jacqueline, taí uma pergunta difícil de responder… isso porque ela envolve muitas variáveis. Cada organismo reage de forma diferente ao tratamento, e temos que considerar também que partimos do princípio que o seu problema de ATM tem origem num problema oclusal (de mordida). E nem sempre uma coisa está relacionada com a outra. Vale aí a avaliação do seu dentista / ortodontista. Tenho pacientes que relataram melhora em problemas de ATM depois de 6 meses de tratamento ortodôntico, por exemplo. Mas, como frisei, varia.

  149. Olá Dra. Ana!
    Eu tenho os dentes um pouco “pra frente” desde criança e com o tempo isso foi aumentando. Fui a vários dentistas da minha cidade e todos diziam que eu não precisava usar aparelho. O tempo passou, me tornei adulta, minha auto-estima baixou e resolvi procurar mais opiniões. Eu coloquei o aparelho fixo há exatamente 6 meses. Sei que é pouco tempo, mas não vejo nenhum resultado. Pelo contrário, acho até que está pior por conta do “volume” que o aparelho faz. Me sinto mal com isso, não gosto de tirar fotos ultimamente, nem gosto de ficar de perfil. Será que eu estou querendo resultados rápido demais ou já deveria ter alguma mudança? As vezes fico preocupada achando que não vai mudar nada ou que eu precise usar isso por muitos anos. 🙁

    1. Clara, dependendo do tipo de problema oclusal que você tem, 6 meses é pouco tempo pra se ver um resultado. A primeira fase do tratamento é o alinhamento e nivelamento dos dentes… se os seus dentes já são mais ou menos alinhados, você vai ver pouca coisa acontecendo mesmo, não é tão óbvio. O seus dentes podem até ir um pouco mais para frente nessa fase, para só serem trazidos para trás mais tarde. Enfim, eu acho importante que você leve essa ansiedade até o seu dentista, pra ele saber quais são as suas expectativas e explicar pra você qual o plano dele para satisfazê-las.

  150. Muito obrigada pela sua pronta resposta Dra. Ana, consegui resolver o problema, fiz uma prótese de cima com 2 dentes que me faltavam e coloquei grelha e assim ja nao toca nos brackets de baixo 🙂 Quem me dera que Portugal estivesse tão avançado em relação a estomatologia como esta o Brasil, está a anos luz, obrigada pela sua ajuda.

  151. Ola Dra., adorei o seu blog .
    Eu tenho aparelho de metal ha um mes e meio, toda a vida chupei o dedo, ja noto grandes diferenças no alinhamento dos dentes, mas o que acontece e que o meu canino de cima bate no debaixo e ja descolei 2 vezes o bracket, ha alguma maneira de evitar que bata e descole novamente? Obrigada.

    1. Obrigada, Patricia. 🙂

      Uma forma de evitar isso é aguardando os seus dentes desentortarem mais um pouco pra só depois colar o bráquete do canino de baixo. Ou, fazendo um “levante”, que é um dispositivo que evita que você feche totalmente a mordida. Nos dois casos, são procedimentos que o seu dentista faz. Converse com ele sobre essas possibilidades.

    1. Joice, se você pretende corrigir os seus dentes, certamente terá que usar aparelho (se o caso for mesmo de mau posicionamento dentário). Procure um dentista / ortodontista pra avaliar.

  152. Ola! No dia 27 de fevereiro o meu dentista colocou AMARRILHOS em 3 dentes de cima, na pressa nao perguntei pra que eles servem e agora to curiosa, vc poderia por gentileza me dizer? E vou tirar o DISJUNTOR HYRAX no dia 28 de março. Como é feita a RETIRADA? To ansiosa mas nervosa! OBRIGADA BEIJOS.

    1. Andreia, depende… amarrilhos servem pra várias coisas. Geralmente, é pra fazer o fio passar bem certinho por dentro do bráquete e/ou pra fechar espaços entre os dentes. Remover o disjuntor é bem simples, basta desencaixar as bandas que o prendem (com um alicate específico pra isso) e o aparelho sai inteiro.

      1. Muito obrigada! No meu caso, como nao tenho espaço entre os dentes, deve ser a primeira opção. Novamente muito obrigada! BEIJOS…

  153. Ola! Adorei o seu blog! Parabens! Tenho 21 anos, estou usando o aparelho disjuntor palatino hyrax e tambem o aparelho fixo nos dentes de cima. Gostaria de saber se beijar na boca de lingua é possivel, pois sou casada e fiquei receosa de beijar e nao conheço ninguem q usa pra tirar minhas duvidas! Por favor, me responda assim que puder! Beijos e mais sucesso com o blog!

    1. Obrigada, Andreia :). Pode beijar sim! Claro, é provável que seja meio “esquisito” no começo, mas nada que muita disposição não resolva. 😀

    1. Camila, depende do caso. A primeira coisa a se fazer seria eliminar o hábito, ou seja, parar de chupar o dedo. Em seguida (ou concomitantemente), poderia ser usado o aparelho fixo (aquele com bráquetes).

  154. Olá, Dra, o meu caso é o mesmo do Andreisson, sendo que o meus: estão faltando 4 dentes, na parte inferior, do lado esquerdo ta faltando o PRE-MOLAR e o TERCEIRO MOLAR, e na parte esquerda ta faltando o PRIMEIRO e o SEGUNDO MOLAR… sendo que o canino está torto quase por cima do PRE-MOLAR. Lembrando que isso tudo é na parte de cima da boca… Eu gostaria de saber se é possivel eu por aparelho???

    O q eu devo fazer? Dizem que nao pode fazer implante e depois por aparelho? Sei que vc é tecnica disso, por isso eu queria só uma informaçaozinha…

    Muito obrigado tbm 🙂

    Beijos e espero resposta!!

    XAUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU!!!!!!!

    1. Seedorf, da mesma forma: a falta de 1 ou mais dentes não contraindica o uso de aparelho, portanto, você pode usar sim (se for necessário). Não é que não se possa fazer implante e depois usar aparelho… pode sim. Mas se a pessoa pretende fazer as duas coisas, costuma ser melhor fazer antes o tratamento ortodôntico e depois os implantes, pra posicioná-los direitinho. Veja: https://medodedentista.com.br/2011/12/quem-tem-implante-pode-usar-aparelho.html

  155. ANA, EU PERDI 4 dentes na parte inferior, são os dentes apos os caninos… é possivel eu por aparelho ??????
    ESPERO RESPOSTA

    BJ

    AGRADEÇO A COLABORAÇÃO!

    1. A mecânica dos dois é a mesma, o que muda é o material e, por causa disso, a questão estética. Ou seja: o aparelho transparente é mais discreto que o metálico, por isso algumas pessoas preferem usá-lo em vez do convencional.

    1. Não dói, não! Eu também usei aparelho e esses elásticos, e dou meu testemunho como dentista e paciente. 🙂

  156. Bom, o q faz a pessoa ter que usar elastico maxilar ?? Acho mto bonito kkkk queria muito poder usar aparelho mas nao tenho problema algum. Chupar dedo danifica os dentes ?? Se sim, qual tipo de aparelho teria que usar ??

    1. Samantha, você fala daquele elástico que se coloca num gancho nos dentes de cima e noutro nos dentes de baixo (por exemplo) ou daquele que é tipo uma corrente? Existem vários motivos pra usar ambos, depende do caso. Sim, chupar o dedo prejudica muito os dentes, pode causar uma mordida aberta severa, projetar os dentes da frente de cima mais para frente e os de baixo para trás. Ou seja: faz a maior bagunça ;). Pra corrigir, seria necessário usar aparelho fixo (com bráquetes).

  157. Também sinto falta do tempo que usei aparelho. Naquele tempo eu morria de vergonha de fotografias e sorrisos. Tenho uma única foto de recordação. Mas ta certo, pelo menos me livrei do meus dentinhos de tubarão. Minha mordida era bem semelhante… rs

    1. Sam, se você perdeu um dente e quer saber se o aparelho pode fechar o espaço, a resposta é sim. Mas depende do caso, é preciso avaliar. Já se o seu dente CAIR é porque você deve ter um problema periodontal (dos tecidos de suporte dos dentes, osso e gengiva) seriíssimo. Nesse caso, até o problema estar controlado, não dá pra usar aparelho.

  158. Olá, gostaria muito de por aparelho fixo, uso o movel por causa da minha arcada!! O dentista q vou q fez o aparelho pra mim, ele e mais outros dentistas dizem q minha arcada já esta quase certinha, queria saber se depois de usar o aparelho movel posso por o fixo!! Tenho 11 anos, minha mãe e meu dentista disseram q meu problema pode ir se acertando quando eu trocar todos os dentes, sou meio atrasada p trocar os dentes, só troquei a mesma quantia da amiga d Katellyn!! Emfim, meus pais dizem q vou ter q usar o fixo talvez, mas isso vai demorar muito, sera??

    1. Lilian, já que você já tem 11 anos, o ideal é aguardar que todos os seus dentes permanentes nasçam pra colocar o aparelho fixo (se necessário). Isso deve acontecer em mais 1 ano ou 2.

  159. Oiie…
    Tenho uma amiga de 11 anos, ela tem os dentes da frente um pouquinho abertos e gostaria de por aparelho fixo, mas não trocou todos os dentes, ela já pode por aparelho fixo ou é melhor esperar mais tempo???

    1. Katellyn, como todos os dentes permanentes devem nascer até uns 12 anos de idade, considerando que sua amiga já tem 11, o melhor seria esperar. Falta pouco! 😉

  160. Olá, tenho 17 anos e ao contrário da maioria eu odeio a ideia de por aparelho. Bom os meus problemas são os seguintes: a minha gengiva é mais sensível que a maioria e eu tenho um dente que por falta de espaço nasceu atrás dos outros. Eu quero corrigir este problema, mas a ideia de colocar um aparelho me assusta muito pois tenho medo que a minha gengiva fique ainda mais dolorida (no ponto onde o dente é recuado é onde eu tenho maior sensibilidade). Eu falei com um dentista e ele disse que pode ser o fato de meus dentes de 12 anos não terem nascido completamente ainda. Da última vez que eu fui ao dentista eu até achava que estava com caries na base e nas laterais dos dentes, mas ele disse que meus dentes estavam em perfeito estado, ai eu me liguei que a dor não era nos dentes e sim na gengiva. Queria saber se o aparelho poderia potencializar essa hipersensibilidade. O meu caso não é de dor nos dentes como o da menina ali em cima, é na gengiva em si: ele corta e machuca com facilidade.

    Eu tenho medo de dentista e não há racionalidade que me faça ir tranquilo.

    1. João, depende do motivo da sua sensibilidade. Considerando que o uso de aparelho dificulta a higienização, o que pode aumentar a presença de placa bacteriana, e a presença de placa pode levar a uma gengivite… a resposta é sim: o uso de aparelho pode aumentar a sua sensibilidade. Mas veja, é uma cadeia de eventos, não há, em si, uma correlação direta entre o uso de aparelho e problemas gengivais.

  161. Eu tenho bastante dor nos dois lados da mandíbula e na cabeça, mas não creio ter problema dentário aparente… claro, tenho alguns dentes tortos devido à chupeta que usei até os 7 anos, haha. E meus dentes de baixo batem levemente nos de cima e “deslizam” na hora de fechar a mandíbula (não foi uma explicação muito clara, eu sei, haha).

    Mas tirando isso não acredito ter problemas maiores como os citados no post acima. Será que isso é caso de aparelho ortodôntico?

    Me desculpe pelas perguntas, mas nunca fui ao dentista, mesmo com as dores, haha. E desde já, obrigada!

    1. Caroline, pode ser que um tratamento ortodôntico ajude, mas pode ser que não tenha nada a ver também. Eu sugiro que você procure um dentista especialista em DTM e/ou Dor Orofacial pra fazer uma avaliação, considerando as suas dores de cabeça e na mandíbula.

  162. Eu tirei o meu aparelho fixo, já faz 5 anos. Porém, percebi que os dentes incisivos estão abrindo. O ideal seria eu usar o fixo novamente e consultar um fonoaudiologo?

    1. Rafael, se a causa dessa abertura for a interposição lingual (você estar empurrando os dentes com língua), é interessante a avaliação de um fonoaudiólogo, sim. Pra fechar o espaço, certamente seria necessário um novo tratamento ortodôntico (ou, fechar com resina).

  163. Ola, eu uso aparelho autoligado ha um pouco mais de um ano, eu mudei de cidade e tive q trocar de dentista, o meu dentista da outra cidade me disse q a manutençao tinha q ser feita de dois em dois meses, mas todos os dentistas q eu vou aqui onde eu estou morando querem fazer a minha manutençao todo mes, eu nao sei o q faço, ja troquei de dentista duas vezes depois q me mudei p ca, e nao tenho sentido muita diferença nos meus dentes, sera q o meu dentista q eu estou agora nao sabe mexer direito no meu aparelho autoligado? Acho q meus dentes deveriam estar melhores, pois me falaram q o aparelho autoligado é mais rapido do q o convencional.

  164. Olá, Drª

    Eu tenho os dentes superiores da frente (dentuça) e fui ao dentista fazer a avaliação para colocar aparelho, só que ela disse que meu caso era muito complicado e que provavelmente eu iria ter que extrair dois dentes depois do canino (detalhe esses dentes são perfeitos, não tem carie) fiquei muito assim… triste pq só existiria essa maneira desses dentes da frente ir para trás com esse procedimento??

    Bjus

    1. Semidia, se não há espaço para alinhar todos os dentes (e trazê-los pra trás), não tem jeito: tem que extrair. A extração de pré-molares é algo bem comum em tratamentos ortodônticos. Eu sei que “dá pena” extrair dentes sadios, mas em casos como o seu, é a solução.

  165. Preciso botar aparelho, mas acho feio demaisssss heheheh
    Sou do time contrário dessa galera que ama as borrachinhas coloridas, eu acho muito muito muito feio de se ver, quem usa ainda fica falando estranho, e pra piorar estou com 28 anos.

    Tenho mordida aberta, tenho que extrair sisos também, queria botar um aparelho lingual mas ouvi dizer que é contra-indicado pra quem tem mordida aberta. É verdade?

    Parabéns pelo blog!

    1. Bruna, não. O aparelho lingual pode ser usado também para casos de mordida aberta. Procure um dentista/ortodontista que trabalhe com a técnica e faça uma avaliação. E obrigada. 🙂

  166. Ja chorei muito para minha mae me levar ao dentista, so que ela diz que eu nao preciso… e obrigado pela dica bjsssssssss

    1. Não, Weliton. Mas eu sugiro que você procure um dentista e faça uma avaliação… vai que você precisa? Aí você pode unir o útil ao agradável… 🙂

  167. Olá Doutora! Boa noite!

    Dra., comigo está acontecendo o seguinte, eu tenho aparelho odontológico ha uns 4 meses (aqueles de borrachinhas de cores), e meu lábio de baixo está MUITO maior do que o de cima, ficou muito desproporcional ao lábio de cima. E as minhas bochechas ficaram um pouco maiores também, isso é normal? Vai voltar ao normal depois da retirada do aparelho?

    Me desculpe pelas perguntas, a minha obrigação é perguntar a minha dentista, porém eu sempre esqueço. rsrs Obrigado!

    1. Ricardo, imagina… pode perguntar. 🙂

      Sim, esse tipo de projeção do lábio e das bochechas e normal, e removido o aparelho deve diminuir.

  168. Eu gostaria de saber qual é o aparelho indicado para quem tem a mordida profunda. Esse é o meu caso, tenho que usar elastico ou um aparelho normal com a borrachinhas?

    1. Naira, certamente você vai precisar usar aparelho fixo (o das borrachinhas) se pretende corrigir a sua mordida profunda. Mas é possível que seu dentista use elásticos também, depende do caso.

  169. Tenho 14 anos e não tenho dentes tortos, mas alguns desalinhados, e os meus dentes de trás de baixo quando se encostam nos dentes de trás de cima dá a impressão que os de baixo empurram os de cima, e as vezes dói. E eu tenho a mordida profunda, preciso usar aparelho?

    Obrigada!

    1. Letícia, se você tem mordida profunda e pretende corrigir, certamente terá que usar aparelho. Faça uma avaliação com um dentista/ortodontista.

  170. Olá, tenho 16 anos e estou usando aquele aparelho disjuntor, tenho o canino superior direito encavalado, e queria saber se vai consertar com esse ou só quando eu colocar o fixo ? Quanto tempo vai levar pra ele chegar na posição correta ?

    1. Larissa, o seu canino só vai alinhar com os demais quando você usar o aparelho fixo. Mas o disjuntor é importante porque vai criar o espaço necessário para que o seu dente possa ser alinhado.

  171. Olá Drª,

    Coloquei ontem o aparelho de baixo, pois já tenho o superior há 4 meses. Agora fiquei com uma dúvida, apesar da minha dentista me ter dito (mas quando estou nervosa não ouço nada do que me dizem). Ela colocou-me (tipo uma massa amarela na parte superior nos dentes) onde tem a banda, agora os dentes parecem ter ficado mais altos e só os de trás é que batem nos de baixo. Coloquei também elásticos para puxar os dentes superiores para trás. Será que a drª podia dizer-me qual a função da “massa amarela” nos dentes de trás, um de cada lado e mais uma dúvida quando se colocam os elásticos estes têm que prender nos mesmos dentes dos dois lados certo? Ex no penúltimo molar superior com o canino inferior, o mesmo nos dois lados…
    .
    Desculpe a explicação, espero que dê para entender…

    1. Lídia, essas “massas” são duas bolinhas de resina (a mesma que se usa pra fazer restauração), que servem para abrir a sua mordida, ou seja, pra impedir que você encoste os dentes da frente e, também, que morda sobre os bráquetes do aparelho que foi instalado embaixo. Isso se chama “levante”. Quanto aos elásticos, nem sempre eles são presos nos mesmos dentes em ambos os lados, depende da movimentação que o dentista quer fazer.

      1. Olá Drª,

        Um dos meus levantes, o do lado esquerdo, hoje caiu e mesmo no final do dia! Agora como é fim de semana não posso ir à dentista, mas para já os dentes superiores não batem nos brackets. Corro o risco de durante o fim de semana eles baterem e descolarem os brackets?
        O que notei também é que a “massa já estava bem fininha” também não sei se estaria a fazer muita diferença (pois já coloquei o levante dia 1 de outubro e só tenho consulta com a ortodontista no dia 26 deste mês).

        Só mais uma dúvida, quando a “massa” caiu, ao respirar pela boca parece que o dente que tinha a massa estava um pouco sensível com o ar, é normal?

        Obrigada,
        Peço desculpa por tantas dúvidas.

        1. Lídia, se apenas 1 dos lados do levante soltou, o do outro lado deve dar conta até sua próxima consulta, para que os dentes superiores não descolem os bráquetes de baixo. Talvez ele tenha se soltado exatamente por estar bem fino, o que demonstra que em pouco tempo será possível removê-lo de vez. A sensibilidade que você relata deve ser transitória, considerando que o seu dente não vinha recebendo contato direto do ar desde a colocação do levante. E precisando, pergunte. 🙂

          1. Mais uma vez obrigada Doutora por responder sempre às dúvidas e de forma tranquilizadora. Tudo de bom para si.

            Obrigada!

  172. Dra. Ana, eu fui ao dentista quinta passada e ele falou que so poderia colocar aparelho daqui dois anos, mas poderia colocar o removivel, so que não tem necessidade, mais facilitaria o meu tratamento quando eu colocasse o fixo. Meu dentes são bastante tortos, mas ela não entende isso. Quero colocar o removivel pra me ajudar na minha auto-estima (ja não tenho muita) e tambem pra me ajudar no tratamento. Como faço pra ela entender isso ?

    1. Bruna, você disse pra ela isso que você acabou de me dizer? Porque eu acho que, se ela disse que você só poderia usar aparelho daqui a um tempo, deve haver uma razão real pra isso. Qual a sua idade? Você já tem todos os dentes permanentes? Mas, talvez, até que você possa usar o fixo haja algum tipo de movimentação que seja possível com o removível, que até facilitaria depois o tratamento com o fixo. Enfim, deixe seu problema de autoestima claro pra sua dentista e pergunte o que é que vocês poder “ir fazendo” durante esses 2 anos…

  173. Boa noite Dra!
    Tenho uma leve sobremordida e um diastema grande entre os caninos e os dentes de tras. Gostaria de saber se existe algum tipo de tratamento com resina para corrigir a sobremordida. Nao entendo nada sobre dentes, mas pensei que talvez pudesse usar a resina nos dentes de tras para eles ficarem “maiores” e levantar a mordida.
    Obrigado desde já!

    1. Pedro, a sua ideia faz todo sentido. Essa é realmente uma estratégia usada pelos ortodontistas para corrigir mordidas profundas, através de um dispositivo chamado “levante”. Porém, haveria necessidade de fazer, de forma paralela, um tratamento ortodôntico para reposicionar os dentes. Procure um dentista/ortodontista pra avaliar!

  174. Oi me tire esta duvida, eu tirei meus dois dentes segundo molar e gostaria de saber se para os meu dentes terceiro molar virem para frente para tampar a abertura que ficou de um dente para o outro eu preciso usar aparelho. Pois esta abertura complica muito a minha mastigaçao. Me responda por favor.

    1. Ana, essa é uma possibilidade, pode dar certo, mas você precisa procurar um dentista / ortodontista para avaliar se essa movimentação é possível no seu caso, se há osso suficiente para isso.

  175. Olá Ana!
    Eu tenho mordida profunda, então coloquei o aparelho em março e em maio eu coloquei o levante. Só que o meu levante é uma placa de resina fixa no céu da boca. Não há bolinhas, nem nada, está correto isso? E por quanto tempo eu terei que usar o levante?

    1. Bárbara, é outro tipo de levante, mas funciona também (é até melhor que as “bolinhas”). Você vai usar o levante até que a sua mordida “abra” o suficiente de forma que, ao morder, os seus dentes de cima não toquem nos bráquetes de baixo, pois isso poderia quebrá-los. Pode levar uns meses.

  176. Boa noite dr. Ana!
    Dr, é o seguinte, eu coloquei aparelho ortodontico em cima e embaixo, estou usando ele ha uns 3 meses. Porem estou com a impressão da minha bochecha estar MUITO maior, e o meu lábio de baixo está muito maior do que o de cima, ele está para frente.
    Depois de eu retirar o aparelho, será que volta ao normal?

  177. Ana eu queria saber qual é o preço do aparelho de dente ? Eu preciso usar porque eu tenho os dentes tramelados. Eu agradeço.

  178. Oi, gostaria de saber se com 25 anos não pode mais corrigir sobremordida? Usei aparelho fixo 4 anos e agora meu dentista disse que não da mais p/ corrigir… e eu to sentindo muito incomodo do jeito q está.

    1. Sofia, em princípio dá sim. Já corrigi sobremordida em paciente com mais de 30 anos… só se houver alguma limitação que eu desconheça.

  179. Eu acho que eu preciso de aparelho mas minha mae diz que nao! Como eu peço a ela pra usar? Me ajudem. E se eu nao precisar de aparelho e colocar acontece o que com os meu dentes?

    1. Ludmila, a primeira coisa a se fazer é procurar um dentista / ortodontista e fazer uma avaliação. Só ele vai poder dizer com certeza se você precisa por aparelho. E, se você não precisar, não há motivo pra colocar, não é mesmo? O uso de aparelho ortodôntico dificulta MUITO a higienização… se você colocasse apenas “de enfeite” correria um risco desnecessário de desenvolver cáries e problemas gengivais, caso não caprichasse na escovação.

  180. Olá drª,

    Uso aparelho fixo, só ainda tenho na arcada superior. Ultimamente, quando acordo de noite, ou de manhã ao levantar vejo que tenho sangue na boca (noto que na saliva há vestígios de sangue). Não noto nada de diferente/esquisito nos dentes, noto é que por vezes tenho cortes na gengiva/bochecha na parte inferior. Não sei se o sangue é causado por os cortes ou se é outro problema, estou a ficar preocupada!

    Tenho uma outra dúvida. Para se movimentar os dentes para espaços vazios é preciso que haja osso suficiente. A minha dúvida é a seguinte: extraí um dente há muitos anos, o espaço até é bem pequeno como sei se tem osso suficiente? Extraí um dente do outro lado pois a dentista disse que era necessário para colocar o aparelho, e esse há uns 2 meses e tal, nesse ainda tem osso? Na inexistência de osso, este vai-se formando? Quando fiz os exames para colocar o aparelho tirei um rx normal e outro, que me lembro de a dentista dizer que era para ver o osso, esse rx seria para ver se tinha osso ou não. No resultado a dentista disse que estava tudo bem.
    Desculpe por tantas dúvidas!
    Obrigada.

    1. Lídia, quando mais recente for a extração, maior a chance de ter osso suficiente para movimentar os outros dentes. E sim, dá pra se ter uma ideia com a radiografia em mãos. Sangramento generalizado costuma ser sinal de gengivite, mas pode ser, também, por ferimentos causados pelo aparelho (como você relata). Ou seja: só examinando você para dizer.

  181. Adorei o blog!!!! Mas tenho uma pergunta… eu vou ter que por a grade lingual fixa pois minha mordida é aberta e junto com a grade vou ter que por o aparelho de trocar borrachinha… na parte de cima e na parte de baixo… essa grade atrapalha pra falar??? Por gentileza a senhora poderia fazer uma materia só dessa grade lingual pra esclarecer minhas duvidas? Obrigada pela atenção!!!!

  182. Olá, bom, quando eu era menor eu arranquei um de meus pré-molares ainda de leite, só que não nasceu o permanente e isso deixou um espaço entre os dois da frente, usar aparelho resolve meu problema, ou tenho que por implante no lugar do que caiu? Eu queria que pudesse juntar todos, pq os espaço que ficou no dente que não nasceu não é tão grande… Bjs, ótimo post…

    1. José, muitas vezes é possível sim fechar o espaço com aparelho em vez de colocar um implante, principalmente se nesse espaço já não cabe um dente. Mas é preciso examinar você pra ver se é possível no seu caso em específico, pois depende de qual dente é, da quantidade de osso na região (porque para movimentar um dente é necessário osso suficiente pra isso), etc.. O ideal é procurar um dentista para avaliar. E obrigada. 🙂

  183. Olá Doutora,

    Ao usar aparelho fixo podemos ficar com os dentes sensíveis? Eu uso aparelho há 3 meses e há relativamente pouco tempo, no dente do lado esquerdo onde está colocado o anel às vezes dói-me com o frio. Ou pode ser porque tenho mordida cruzada, e agora noto que esse meu dente apoia mais no inferior e também pode dar sensibilidade.
    Aguardo resposta

    Obrigada

    1. Lídia, provavelmente é pelo segundo motivo: a mudança do posicionamento dos seus dentes criou um contato “diferente” entre o dente de cima e o de baixo, e isso pode sim criar desconforto. Relate isso ao seu dentista na próxima consulta para que ele possa verificar e, quem sabe até, fazer um ajuste oclusal.

  184. Meus dentes superiores são mais pra frente do que os dentes inferiores. É algo como a mordida aberta anterior, só que bem menos notável. Eu não consigo fechar a boca completamente, já uso aparelho a 4 anos e 4 meses. O doutor me recomendou os elásticos intra-orais, está correto?

  185. Olá Dra Ana.
    Tenho 33 anos e sempre tive vontade de melhorar o meu sorriso. O fato é que eu tenho a mordida profunda, os meus dentes superiores cobrem totalmente os inferiores. Já comecei um tratamento com ortodontista. Vou colocar o aparelho na próxima segunda. Minha dúvida é: será que devido a minha idade ainda é possível melhorar esse problema? Vou usar o aparelho auto ligado. E também tenho os dentes pequenos o que faz aparecer um pouco mais a gengiva, será que isso pode aumentar? E a cirurgia ortognática se aplicaria ao meu caso? Desde já agradeço! Juliana.

    1. Juliana, sim: mordida profunda é um tipo de problema oclusal que pode ser resolvido em pacientes adultos. Não acho que o problema da sua gengiva vá aumentar por causa do uso do aparelho. Não saberia dizer se você teria indicação de cirurgia ortognática sem examiná-la mas, em princípio, apenas a presença de mordida profunda não traz a necessidade de cirurgia.

  186. Olá. Eu tenho Oclusão Cruzada.
    Quando fecho a boca os dentes não ficam juntos como deveria e o osso do canto da boca embaixo do ouvido estrala !! Tem dias que da umas dores fortes no meu ouvido por causa desse osso que estrala, sem falar das dores de cabeça, preciso usar aparelho ??
    Ahh, adorei seu blog, parabéns.
    Obrigada pela atenção !!

    1. Leticia, se você realmente tem mordida cruzada e pretende corrigir, certamente terá que usar aparelho. Os estalos e a dor que você sente podem ser por causa de uma DTM (disfunção temporomandibular), ou seja, uma alteração na articulação da mandíbula. E essa DTM pode ser agravada pelo problema de mordida, portanto… vale a pena procurar um dentista e fazer uma avaliação. Seria bom que fosse um especialista em DTM e/ou Dor Orofacial.

  187. Olá Drª,

    Estava a passar os olhos nos comentários e quando vi um acerca de sorriso gengival fiquei preocupada, pois uso aparelho há pouco tempo e extraí um dente na arcada inferior. Então o uso do aparelho não é para ficarmos com um sorriso mais bonito? Qual a razão de se ficar com sorriso gengival, é porque os dentes descem, os superiores, pois a mim deu-me a sensação que desceram, logo fica-se com mais gengiva/osso.
    Agora fiquei preocupada.!!!
    Aguardo resposta.
    Beijinhos

    1. Não Lídia, isso pode acontecer mas em casos bem específicos. No seu, que foi extraído 1 dente só e embaixo, essa extração não interfere. Geralmente são as extrações no arco superior que podem causar esse efeito de sorriso gengival, e mesmo assim depende do perfil facial do paciente.

  188. Olá Dr. Ana!
    Estou com uma pequena dúvida aqui sobre aparelho odontologico.
    Coloquei aparelho em todos os dentes por ter os caninos tortos, e ja faz 1 mês que estou usando, porem estou com um pouco de medo de depois de eu retirar o aparelho, eu ficar com um sorriso “gengival”… isso é possível?
    Nunca tive sorriso gengival, e conheço algumas pessoas que ficaram com sorriso gengival depois de retirar o aparelho… Será que pode acontecer isso comigo, ou não tem nada a ver?

    1. Rodrigo, depende do caso. Você fez alguma extração? Já tem sorriso gengival? Se não, acho improvável. Isso depende muito do perfil do paciente e, pelo seu relato, não percebi nada que pudesse nos levar a pensar que você terminará com um sorriso gengival.

      1. Como assim alguma extração? Eu ja extrai dentes de leite no próprio dentista quanto tinha uns 7 anos, porem foi dentes de baixo. E não, nunca tive sorriso gengival. Obrigado Ana!

        E outra pergunta;
        Meus 2 dentes da frente de cima, são um pouco ”maiores” do que os demais (pouca coisa), com o aparelho ele ficará alinhado com os demais dentes?

        1. Eu perguntei sobre extrações porque muitas vezes o tratamento ortodôntico requer que alguns dentes sejam extraídos. Se não é o caso e você não tem sorriso gengival hoje, não terá depois também.

          Na verdade é normal e esperado que os 2 dentes da frente sejam um pouquinho maiores que os outros, a parte incisal (com a qual se morde) dos 6 dentes da frente não coincide mesmo. O que se espera é que os caninos e os incisivos centrais tenham o mesmo tamanho e os incisivos laterais (que ficam entre o canino e o incisivo central) seja um pouco menores.

  189. Durante a adolescência sempre quis usar aparelho; tinha sobremordida (Classe II), incisivos superiores muito grandes e morria de vergonha de sorrir. Além disso, era respiradora bucal. Meus pais nunca deram muita atenção, diziam que meus dentes eram lindos, que não tinha o que mexer – e mais tarde passaram a nomear meu complexo de “crise da aborrescência”. O máximo que consegui à época foi extração de alguns dentes para que todos pudessem se encaixar na arcada e uso de um aparelho móvel. Obviamente, o problema não foi resolvido. Aos 30 anos, finalmente me dei conta de que, se havia mesmo um problema, eu poderia resolver (afinal, já era independente financeiramente). Hoje faço tratamento ortodôntico e estou muito satisfeita com as mudanças que estão surgindo. Já houve uma bela intrusão dos meus incisivos superiores e já não sou tão Classe II assim. E já consigo respirar pelo nariz. Ah, e sabe aqueles dentinhos que foram arrancados para criar espaço na arcada dentária? Terão de ser reimplantados agora. >:-\ Bem… É assim mesmo, né? Pelo menos consegui o que queria. Demorou mais consegui! 😀

  190. Dr. Ana, meu dente da parte inferior da boca esta torto, apenas 1, e esta indo para trás dos outros dentes. Será que usando aparelho ele volta para o lugar dele? E é necessário usar aparelho por causa de 1 dente? Obrigado desde já.

    1. José, provavelmente volta. Eu não diria que é necessário usar aparelho só por causa desse dente mas, se você quiser corrigir, será preciso usar aparelho.

  191. Boa noite Ana!
    Conheci seu blog agora e estou gostando muito, parabens pelos seus posts!
    Tenho uma perguntinha sobre aparelho ortodôntico, o que acontece é o seguinte:
    Eu tenho meus 2 dentes caninos de cima bem tortos e minha mordida é um pouco desalinhada tambem, então decidi em colocar o aparelho.
    Coloquei primeiro aquele aparelho para “abrir” a boca, que fica bem no céu da boca, e tive que ficar por uns 6 meses. E agora eu coloquei os aparelhos com os bresckers em todos os dentes, e estou usando ele ha umas 3 semanas.
    Porem o que estou preocupado é que meu lábio de baixo esta com MUITO volume, e a minha bochecha esta mais cheia, meu rosto esta praticamente ”oval”. rs

    Sendo que antes de eu colocar esses 2 aparelhos, meu rosto era mais ”fininho”. Eu queria ter aqueles 2 ossos dos lados dos olhos maiores do que a bochecha.

    Você acha que meu rosto vai ficar mais largo dos lados, e fininho na parte da bochecha quando eu retirar o aparelho? Olhe umas fotos do ator Jensen Ackles e observe que os ossos do lado dos olhos dele são bem largos e a bochecha mais “reta”.
    Estou até com a auto-estima um pouco baixa por causa do volume nas bochechas e lábios. O que você acha doutora?

    Abraços, Beijos! Tenho 16 anos.
    Diogo, Rio de Janeiro.

      1. Obrigado pela resposta Ana! Boa noite 😀

        Mais uma perguntinha;
        O aparelho deixa apenas os dentes alinhados ou tambem muda o ”formato” do sorriso? Meu sorriso atualmente está bem ”timido”. Você acha que vai ficar mais ”largo” conforme o tempo de uso com o aparelho?

        1. Diogo, sem dúvida: o aparelho pode deixar o sorriso mais largo sim, fazendo parecer que você tem até mais dentes na boca por preencher os corredores laterais (o espaço que há entre os dentes e as bochechas). Ou seja: o aparelho alinha os dentes mas, se necessário, também altera o formato dos arcos dentários.

          1. Então ta tranquilo Ana! Muito obrigado pelas respostas! Acho que não vou me arrepender de ter colocado o aparelho. rsrs

            Valeu, Abraço!

  192. Tenho um dente da frente que esta em cima do outro, meu dentista pediu para extrair, mas nao quero, sera que nao tem outra forma de colocar no lugar sem fazer extracoes?

  193. Olá Drª,
    Na segunda feira fui à minha dentista para “apertar o aparelho” na parte superior e era para colocar o aparelho na arcada inferior. Mas como extraí um dente e o “buraco ainda não cicatrizou” completamente e como ainda me doi a parte de cima ao mastigar a doutora achou melhor deixar estar ainda sem o aparelho inferior. Só que disse-me que quando o colocasse, que será em setembro, colocará também os elásticos! Eu ao mesmo tempo não pensei nem lhe perguntei, esses elásticos são os chamados interdentais que unem uma arcada à outra? E servem para quê? Ainda estou no início do tratamento terei que andar com eles até ao final do tratamento (mete-me confusão usar esses elásticos) acho que chama mais a atenção.
    Eu via muita gente a usar os elásticos mais no final do tratamento e eu vou colocar no início, é normal? Também gostaria de saber se eles causam incómodo porque já ouvi dizer que faz dor de cabeça, dentes moles, doridos, etc. Já estou com medo.!

    Obrigada DOUTORA

    1. Lídia, não saberia dizer exatamente a que elásticos sua dentista se referiu… podem ser os intermaxilares sim, que servem para ajustar o encaixe entre os arcos ou colocar algum dente em uma posição específica. Mas podem ser também ser elásticos separadores para colocar, posteriormente, as bandas… ou outro tipo de elástico (existem vários). De qualquer forma, nem sempre se usa esses elásticos (os intermaxilares) até o fim do tratamento, pode ser só por um período curto. Eles não costumam causar dores não, dificlmente ouço os pacientes reclamarem e eu mesma, quando usava aparelho, usei-os e não tive problemas.

  194. Olá, Ana Tokus tenho uma pergunta para você, eu uso aparelho dentário a uns 3 meses, e quero muito ter um sorriso bonito, um tipo de sorriso que eu vejo e fico imaginando em mim, meus dentes não são muito tortos só um pouco desalinhados.. eu gostaria de saber se o uso do aparelho pode determinar um tipo de sorriso específico, se eu posso escolher o tipo do sorriso.. por exemplo gostaria de um sorriso assim: http://www.grupogodoy.com.br/blog/wp-content/uploads/2011/08/4092752792_37dcf25726_b.jpg

    1. Renan, com relação ao posicionamento dos dentes até é possível “personalizar” um pouco pra criar um efeito que agrade mais o paciente. Mas é preciso considerar que o aparelho não muda a forma dos dentes, apenas a posição deles. Se o que incomoda você for o formato dos dentes, aí o aparelho não ajuda muito. Seria interessante fazer uma avaliação com um dentista especialista em estética (dentística). Uma abordagem restauradora oferece mais controle dos resultados estéticos.

  195. Olá!
    Adorei a publicação! Mas tenho uma dúvida.
    Coloquei aparelho hoje, e estou sentindo que quando faço muita pressão nele com a língua (ou lábios) ele sobe ou desce um pouquinho. É normal no primiro dia? Talvez porque a cola não esteja totalmente seca?
    Obrigado

    1. João, que tipo de aparelho? De qualquer forma, não me parece normal. A “cola” do aparelho seca na hora, se existe mobilidade no conjunto é porque deve ter alguma coisa solta aí. Entre em contato com o seu dentista pra verificar.

  196. Olá Drª,
    Extraí um dente na arcada inferior há mais de 1 mês (5junho), a extracção foi simples mas fiquei com alveolite. Já passou mais de 1 mês e o “buraco” ainda não está totalmente fechado, tanto é que ainda se consegue depositar lá restos de alimentos. Agora para a semana tenho consulta marcada para colocar o aparelho inferior, a minha questão é se posso colocar o aparelho sem o local do dente estar totalmente cicatrizado. É normal demorar tanto tempo a “fechar”? Gostaria de saber também se quando se usa aparelho ortodôntico se podem fazer certos exames clínicos, tais como: rx, ressonância magnética e outros… é sempre bom estarmos informados.

    Obrigada

    1. Lídia, o “buraco” demora pra fechar mesmo… a cicatrização se dá de dentro pra fora, diferentemente do que ocorre na nossa pele, por exemplo. O importante é manter a região limpa. Sim, se o ortodontista julgar que não há nenhum impedimento, é possível instalar o aparelho já. E sim, é possível realizar exames de imagem mesmo usando aparelho fixo… a ressalva fica por conta da ressonância magnética. Em alguns casos é melhor remover o aparelho se o exame for realmente necessário. Tem um texto interessante sobre o tema aqui: http://ortodontiaparatodos.com.br/2012/05/ressonncia-magntica-posso-fazer-com-aparelho-ortodntico-fixo.html

  197. Meu dente e pra frente por que usei muita chupeta e quando as vezes eu falo sai baba da minha boca, minha prima que e dentista falou que eu tinha que usar aparelho que e ao redor da cabeça e da boca.

  198. Ola Ana, tenho uma duvida. Coloquei o aparelho ortodontico na parte superior ha aproximadamente 1 mes e na parte inferior ha 2 dias. Antes dos brackets serem colados na parte inferior tinha uma mastigação muito boa, todos os dentes se apoiavam. Porem com a colocação dos brackets na parte de baixo, os dentes de cima encostam nos brackets impedindo que os dentes de tras se apoiem para a mastigação. Segundo a dentista, é necessario abaixar os dentes da frente e levantar os dentes de tras. Isso é uma pratica comum? Corro o risco de quebrar algum dente por ele estar encostando no bracket?

    1. É verdade Ronaldo… isso se chama “mordida profunda” ou “sobremordida”. Geralmente, nesses casos, se faz um “levante” para que você não morda sobre os bráquetes… de qualquer forma, não acredito que você corra o risco de prejudicar algum dente… o risco maior é de descolar algum bráquete mesmo.

  199. Olá doutora, eu nunca gostei da ideia de usar aparelho, mas tive que usar porque tinha mordida aberta anterior e eu me odiava quando vista de lado, de tão horrível que meus dentes eram.
    Comecei a usar em agosto de 2009 e hoje, após 4 extrações e muitos dias sofrendo depois da manutenção, meus dentes estão super alinhados. Eu acho que estão perfeitos, mas quando pergunto ao meu dentista, ele sempre diz que falta pouco pra tirar. Eu pergunto ‘pouco quanto?’ e ele só diz ‘ta perto’.
    ja conversei com outras pessoas e todas me disseram que usaram um bom tempo depois de achar que ja estava bom…
    Você poderia me explicar o porque disso? É preciso ficar mais tempo pra os dentes não voltarem pra posição? Podem existir imperfeições que eu não consigo perceber e ele como profissional consegue?

    1. Camila, o alinhamento e o nivelamento dos dentes correspondem apenas a uma parte do tratamento ortodôntico. O “problema” é que, passada essa fase, geralmente o paciente (principalmente aquele que tinha dentes bem tortos) já fica super satisfeito… e doido pra tirar o aparelho. Mas aí há a fase de correção da mordida, e quase sempre o paciente tem a sensação de que dentista não está fazendo “nada”, só trocando as borrachinhas, porque ele não consegue perceber o que é que o dentista está fazendo. Isso é bastante comum, mas acredite: seu dentista ainda está trabalhado no seu sorriso.

  200. Tenho um dente torto na parte de baixo da boca eu quero por aparelho na boca toda por que é divertido néh
    TEM ALGUM PROBLEMA POR APARELHO SEM TER NENHUM DENTE TORTO???

    1. Bom Jhennifer… o problema é que, se a pessoa não tem nenhum problema de mordida ou de alinhamento dos dentes, o aparelho não vai servir pra nada além de “divertir” você! 🙂

      Faça o seguinte: procure um dentista e faça uma avaliação. Esse dente torto que você diz ter já um motivo em si pra colocar aparelho e, possivelmente, haverá outras correções a serem feitas, mesmo que pequenas. Aí você une o útil ao agradável: vai usar aparelho “porque quer”, mas precisando também.

  201. Olá drª,
    Gostaria de saber se o uso do aparelho ortodôntico faz com que hajam alterações na grossura dos lábios. Eu tenho os lábios finos e a ideia de que possam ficar mais finos está a preocupar-me.

    Obrigada,
    Aguardo resposta.

    1. Lídia, não de forma direta. O que pode acontecer é dos dentes serem posicionados mais para trás e isso deixar seus lábios menos evidentes (ou proeminentes). Mas geralmente essa é uma mudança muito sutil. A grossura dos lábios, em si, não muda.

      1. Obrigada pela resposta Doutora.
        Doutora, eu ainda não coloquei o aparelho de baixo e gostava de saber se é verdade que a adaptação ao aparelho inferior é pior, pois já ouvi pessoas dizerem que custa mais quando se coloca o inferior. Gostaria também de saber se a Doutora tem algumas dicas, ou vídeos de como escovar os dentes de forma correcta, quando se usa aparelho ortodôntico.
        Obrigada,

  202. Ooi Dra. eu fui ao dentista na segunda, ela disse q eu tenho mordida profunda e precisarei usar o aparelho fixo, ja marquei a pasta, bjoos.

  203. Oiie dra, a minha dentista colocou 4 borrachinhas de cada lado do meus dentes de cima, essa borachinhas servem pra que?
    E ela doi muito é normal? E para usar esse disjuntor palatino é preciso abrir os quatros dentes?
    bjoss
    obrigadoo

    1. Deize, essas borrachinhas são chamadas “separadores”, e servem para separar um pouquinho os dentes para que as bandas (os anéis metálicos) do aparelho disjuntor palatino possam ser encaixadas. Incomoda sim, mas logo que forem removidas e o aparelho for instalado, para de doer.

  204. Oi, tenho 21 anos, fui ao odontologista p/colocar aparelho, chegando la ele disse que minha mandibula era um pouco p/frente, deixando os dentes superiores atras dos inferiores, e disse q o meu caso se resolveria com cirurgia, fiquei muito assustada. Pesquisei na internet e li que esse problema é o da classe III. Vi também que é possivel usar uns elásticos da classe III p/movimentar a mandibula. O fato é que eu nao quero fazer cirurgia, e nem tenho condicoes p/isso. Gostaria de saber se o uso desses elasticos nao poderiam resolver meu problema, pois olho p/minha mandibula e vejo q ela nao é tao “avantajada para frente”, e não vejo uma grande necessidade para fazer essa cirurgia. Li sobre o assunto e vi que o tratamento sem cirurgia é bem mais eficaz em crianças, isso é verdade?

    1. Francilourdes, você se informou muito bem! 🙂

      Veja… se você não pretende fazer cirurgia ortognática (o que é o caso de boa parte dos pacientes que precisam de uma), você não precisa fazer. Exceto nos casos de desproporções esqueléticas muito severas, é possível realizar um tratamento ortodôntico que nós dentistas chamamos de “comprometido”, ou seja, o melhor possível dentro das circunstâncias. Vai ficar perfeito? Não. Mas pode ficar muito bom e fazer você feliz. Claro, eu não examinei você, mas pelo seu relato parece que o seu caso se enquadra… é possível que a sua classe 3 possa ser corrigida, pelo menos do ponto de vista estético, descruzando-se a sua mordida anterior. E é verdade, em crianças os tratamentos ortopédicos (que estimulam crescimento / remodelação óssea) são mais eficazes, exatamente por esses pacientes estarem em idade de crescimento.

  205. Oi Dra, olha eu aqui de novo, alguns dias atras eu perguntei pra dra que tipo de aparelhoo eu teria que usar tendo as mordidas tortas. Agora eu ja sei qual aparelhor eu vou usar, a minha dentista me disse que eu vou usar um aparelho que vai no ceu da boca pra ajustar a minha mordida, a minha mordida é sim um pouco torta mas nada exageradoo, eu gostaria de saber quanto tempo mais ou menos eu vou ter que usar esse aparelho pra acertar a minha mordidaa?
    Bjoss, agradeço vc desde jáh.

  206. Ooi eu não falei q ele não era um bom dentista, só falei q não sei se resolve mto pro meu caso q no entanto eu acho q é usar aparelho porque os meus dentes são um pouco tortos. Mas ja marquei uma avaliação num centro ortodôntico será agora segunda-feira. Dai te falo se eu preciso ou nao, bjos 🙂

  207. Ooi di novo. Eu tenho 14 anos, a dor ta demais, tanto q hj vou ao dentista (do posto, não sei se resolve mto) mas preciso marcar uma consulta pra ver se preciso realmente usar aparelho, o meu pai falo que eu nao preciso usar, mas eu digo pra ele q doi mto cada vez q eu mordo alguma coisa, me ajuda… bjoos amei o blog 🙂

    1. Suélen, seu pai pode pensar o que ele quiser… mas ele não é dentista, portanto não tem como ele saber se você precisa usar ou não aparelho. Ainda: o dentista do posto é tão bom quanto o dentista particular, ele estudou um monte e teve que passar num consurso concorriso pra poder trabalhar ali… o problema é que no posto as condições de trabalho geralmente são piores que num consultório particular, e tem muito mais pacientes. Então, o dentista faz o máximo que pode.

      Muito obrigada :). Se tiver mais alguma pergunta, fico à disposição.

  208. Ooie Dra. tenho problemas com a mordida, doi muito quando eu encosto meus dentes de cima nos de baixo, parece q vão cair, quando eu como doi, o q eu faço, é necessário o uso do aparelho?

    1. Suélen, essa dor toda não é normal. Você precisa procurar um dentista para avaliar o motivo disso. Ele poderá dizer, também, se um tratamento ortodôntico pode ajudá-la nesse sentido.

  209. Eu fiz a pasta, ja experimentei as bandas, eu sempre quis colocar aparelho nao por moda mais sim porque eu sempre achei legal e agora to muito feliz que vou colocar. Daqui uns dias vou colocar o aparelho no ceu da boca para abrir a “TAMPA” kk, pq é muito fechado, e depois o aparelho. Aiai gente, se vcs querem colocar coloquem, é muito legal. Aa e esse site é o mais legal de todos, amo esse ate mais.

  210. Oii dra os meu dentes de cima não se encaixam com os de baixo, e os meu dentes da frente de cima são um em cima do outro, eu ja passei com uma dentista e ela falou que eu preciso usar aparelho, ai eu ja fiz a documentação tudo certinho, só to esperando a documentação ficar pronta e ela me liga pra ir colocar, mas eu to com medo pq ela nao me falou o tipo de aparelho que eu vou usar, sera que a doutora pode me ajudar? Nesse meu caso qual aparelho provavelmente eu vou usar?
    Bom vou ficando por aqui, aguardo a sua resposta, muito obrigado desde já e parabéns pelos post. Bjoss

    1. Deize, certamente você vai usar um aparelho ortodôntico fixo, aquele em que as pecinhas (bráquetes) vão coladas nos dentes. Há a possibilidade de uso de outros aparelhos (ortopédicos) de forma simultânea, mas não saberia dizer sem examinar você.

  211. Dra, meu caso eu considero complicado. Tenho agenesia dentária, ou seja, não possuo os 2 incisivos laterais superiores. Então os incisivos centrais permaneceram bem separados um do outro (espaço que dava pra passar a língua rs). E os dentes de baixo parece que não tinham espaço adequado porque era um pra frente e um pra trás, mas nada muito grave. Além de a minha mordida ser cruzada, a parte inferior pra frente dos superiores. Estou a quase 2 anos de aparelho fixo superior e inferior, os incisivos centrais já se uniram, e a minha dentista colocou o aparelho lingual. Recentemente, extraí os dois pré molares inferiores e ainda está cicatrizando. E a dentista disse que no próximo mês vai colocar um levante por causa da minha mordida e depois não sei o que vai fazer. Dói? Está correto o que ela está fazendo? O levante fica muito tempo ? Atrasa o tratamento ? Vou fazer 20 anos e só nasceu um ciso inferior e nem nasceu completamente.
    Beijos e obrigada, Simone.

    1. Simone, não tenho motivos pra duvidar da sua dentista (até porque eu não examinei você para dar uma opinião mais embasada). O levante não dói, e consiste em duas pecinhas que são coladas atrás dos incisivos superiores OU duas bolinhas de resina que vão sobre os molares, para evitar que você morda em cima dos bráquetes. Por outro lado, você falou que já usa aparelho embaixo… então não entendi bem o motivo do levante. O levante pode ficar por meses, depende do plano de tratamento, não é uma questão de atrasar o tratamento.

      Aos 20 anos seus sisos estão na época de nascer, mas tudo depende do posicionamento deles… às vezes, quando não há espaço, eles nem nascem… aí é uma questão de avaliar a possibilidade de extraí-los. Vale a avaliação do dentista.

      1. Doutora, o que me explicaram é que o levante seria pela mordida cruzada… e que depois moveriam os molares para ocupar o lugar do espaço do pré molar que ficou….
        To bem confusa, mas mesmo assim… muito obrigada! E parabéns pelo site.

  212. No meu caso eu tenho mordida profunda, e os meus dentes do lado direito do fundo são menores que os dentes do lado esquerdo, e queria saber se eu usaria aparelho?

    1. Náthally, se você pretende corrigir a sua mordida, certamente precisará usar. Faça uma avaliação com um ortodontista.

        1. Infelizmente, apenas baseada pela sua descrição não tenho como saber, Náthally… mas, quando você for fazer uma avaliação, o dentista pode pelo menos sugerir um tempo aproximado.

  213. olá drª,

    Desde já quero dizer que aqui tem sido o sítio que eu encontro para tirar dúvidas sobre aparelho fixo, e a drª passa muita confiança às pessoas e tranquiliza-as.
    Ao fim de estar a usar aparelho há praticamente 3 semanas (faz terça feira) esta semana começei a notar uma dor na minha articulação/ no osso da mandíbula é variável. Mas esta dor começou quando extraí um dente na arcada inferior (vai fazer 15 dias terça feira) e fiz uma alveolite e tem-me doído bastante no lugar da alveolite. Agora no lugar onde estava o buraco está castanho, é normal? E ainda tenho dores e muitas vezes a dor no lugar do dente extraído e mais para trás na articulação ou mais abaixo na mandíbula parece igual.

    O meu medo é que a minha dentista tivesse exercido força exagerada e me faça piorar a articulação, será que é isso, ou pode ser por causa da alveolite. O osso do lado de fora onde extraí o dente está vermelho e dói-me ao tocar lá com a mão. Ao baixar a cabeça a “dita alveolite dói”, é normal ao fim de este tempo? É normal também quando a água vai para lá ao bochechar a boca (pro lugar onde se fez a extracção) doer, só no 1º contacto com a água. ?

    É normal quase há 3 semanas com o aparelho ainda sentir os dentes da frente moles? Ainda não consigo trincar com os dentes da frente.

    OBRIGADA

    1. Lídia, sua dor certamente é proveniente da alveolite, que deve estar em fase de cura, e que irradia (se espalha) ao longo da mandíbula. A coloração da região varia, mas pelo seu relato parece estar dentro do padrão. Continue seguindo as orientações da sua dentista. Geralmente o local da extração não dói ao entrar em contato com a água, mas dependendo do caso, havendo alguma recessão gengival em dentes próximos, pode acontecer.

      3 semanas é pouco tempo, seus dentes estão estão se adaptando ao uso do aparelho. A sensação de dentes moles e sensíveis é comum. Mas reitero: se houver qualquer mudança significativa de sintomas, comunique imediatamente à sua dentista.

  214. Boa tarde Dra.,
    Coloquei aparelho ontem, apenas nos dentes de baixo. E um dos braquetes esta impedindo que eu consiga encontar os dentes de baixo com os de cima, porem, como meus dentes sao pequenos, nao tem como colar o braquete mais pra baixo. Perguntei para minha dentista se era normal não conseguir morder e ela disse q é. Isso é realmente normal? Obrigada.

    1. Raiza, geralmente nos casos em que não há espaço para colar os bráquetes de baixo (o que chamamos de “mordida profunda”) utiliza-se um dispositivo chamado “levante”, que impede que o paciente morda sobre as peças e, quase inevitavelmente, as quebre. O levante consiste em bolinhas de resina sobre os dentes de trás ou pecinhas que são coladas atrás dos dentes da frente. Portanto, não é comum deixar um dente morder sobre um bráquete. Há uma grande chance de que esse bráquete descole.

  215. Olá,

    Mais uma vez estou preocupada. Coloquei aparelho há 1 semana e 5 dias. No início o anel colocado no lado esquerdo incomodou-me durante uns 3 dias, sentia uma ligeira dor/desconforto, até quando meus dentes superiores tocavam nos inferiores dava dor e ao tentar trincar, mas passados esses 3 dias passou. Agora passada uma semana e 5 dias esse anel voltou a incomodar, sinto que está apertado e uma ligeira dor / desconforto.
    Isto é normal passados estes dias e tendo esse desconforto já ter desaparecido voltar?

    Obrigada.

    1. Lídia, não saberia dizer exatamente o motivo do seu desconforto, mas das duas uma: ou uma gengivite localizada ou a banda (o anel metálico) está interferindo na sua mordida e causando um contato prematuro. Sim, é comum que o desconforto “vá e volte”. O importante é que você relate o problema ao seu dentista para eventuais ajustes e orientações sobre como proceder.

      1. Drª,
        Mais uma vez peço desculpa por estar a incomodar. Ontem fui à minha dentista, esteve a ver a banda e disse que aparentemente está tudo bem, nem gengivite tenho (disse que o aparelho está activado). É o mesmo desconforto que tinha nos 1ºs dias, parece que tá muito apertado, (dá vontade de puxar a banda), ao tocar com os dentes superiores nos inferiores dói e ao lavar os dentes dá dor só de tocar com a escova em cima dos dentes.

        E só sinto isso no lado esquerdo, a banda colocada no lado direito ainda não me causou dor nenhuma. Ontem, até os “ossinhos do céu da boca pareciam doloridos”, só os do lado esquerdo. Ter a dor no lado esquerdo e não ter no direito significa que os dentes do lado esquerdo estão mais apertados??? (ao colocar as bandas, doeu mais ao colocar a direita).

        Preocupa-me pelo facto de esse desconforto já me ter passado e depois passados 15 dias voltou, e nem sequer fui fazer manutenção do aparelho! É normal? Peço desculpa por estar a colocar estas dúvidas a si, pois a dentista a que fui ontem não é ortodentista, a ortodentista está em outra cidade e só vem daqui a um mês. Estes sintomas fazem com que eu ande preocupada e com medo que este desconforto vá ser sempre assim…
        Vai ser sempre assim este desconforto?!

        Só mais uma coisa, o aparelho está durante todo o mês a movimentar os dentes, ou a maior força/pressão é só nos primeiros dias?

        Obrigada,
        Peço mais uma vez desculpa, mas sinto-me muito insegura.

        1. Lídia, esse desconforto é normal, faz parte da movimentação dos dentes. Ele deve acontecer, em menor grau, a cada consulta mensal. E sim, pode acontecer também mesmo que o dentista não “aperte” o aparelho. O aparelho movimenta os dentes durante todo o mês, mesmo que a força inicial seja maior. Quanto mais alinhados os dentes estiverem, menor será o desconforto.

  216. Doutora, há possibilidade dos dentes voltarem o que era antes de utilizar o aparelho (usando o móvel direitinho)?
    Muitas pessoas falam que alguns dentes acabam voltando (e já vi), mas porque acabam não usando o móvel…No entanto, já soube de uma pessoa que usou o móvel e ainda sim não adiantou. (Nesse último caso não sei se confio pois não conheci a pessoa e se realmente teve disciplina no tratamento)
    Eu tinha os dentes da frente um pouco afastados e era justamente isso que me incomodava e não quero que volte quando eu tirar o aparelho. Tenho medo do tratamento acabar sendo em vão nesse sentido.
    Desde já, agradeço.

    1. Mariane, usando direitinho as contenções após a remoção do aparelho fixo não há motivo para os dentes entortarem de novo. Porém, você não irá usá-las pra sempre, e aí é que “mora o perigo”. Os dentes tendem a se reacomodar, ou seja, procurar uma posição “confortável” para eles. Os dentes nunca entortarão como no início do tratamento, mas pode haver alguma movimentação indesejada sim. Sugiro que você use o aparelho removível pelo máximo de tempo possível após a remoção do fixo.

  217. Olá,

    Quando se coloca aparelho fixo e nos falta um dente na arcada inferior e tive que extraír outro na mesma arcada, mas do lado oposto, com a correcção ortodontica, os dentes que estão posicionados mais atrás vão ocupar o lugar onde faltam os dentes, certo?

    Agradeço resposta,
    Obrigada

  218. Olá doutora mais uma vez,

    Peço desculpa por estar sempre a incomodar. Mas só estou a usar aparelho há 3 dias e dá-me a sensação que o aparelho principalmente nos dentes da frente está a descer, vai cair?? Parece que está largo, mas ele está colado é so a sensação esquisita. Isto é normal?? Mais uma dúvida, posso fazer as refeições com a cera nos ferrinhos? Não se pode usar aparelho se tiver dentes com tratamento de canal??

    Obrigada

    1. Lídia, se o aparelho é fixo certamente o que você relata é apenas uma “sensação” mesmo. Sim, você pode fazer as refeições com a cera, mas há uma chance de você engolí-la (o que não chega a ser problema). Sim, dentes com tratamento de canal também podem ser movimentados ortodonticamente.

  219. Obrigada Doutora,
    É muito bom encontrarmos um sítio na net como este onde temos alguém da área a explicar e a tranquilizar-nos. Tenho mais uma dúvida, coloquei dois separadores / aneis um de um lado e outro noutro mas, do lado esquerdo quando bato com os dentes superiores nos inferiores, mesmo ao falar aí dói, isso é normal? Vai passar? No lado direito até agora ainda não surgiu esse problema e estou com medo que não seja normal. Á volta dos dentes que têm o separador tem uns ferros (uns para um lado do dente e outros para o outro), esses ferros magoam a minha língua pelo lado interno e meus lábios / bochechas por lado externo do dente. Esses ferros de que falo vão ficar sempre, ou só enquanto estão os separadores?
    Ao falar nem pronuncio bem as palavras porque fico com a língua toda arrascanhada. Com o tempo a boca habitua-se a estes ferros e já não magoa, nem dá complicação ao falar?
    Peço desculpa por fazer tantas perguntas…

    Obrigada doutora,
    Desejo-lhe tudo de bom.

    1. Lídia, fico feliz em ajudar. 🙂

      Não saberia dizer se os “ferros” a que você se refere ficarão por muito tempo, pois não sei se consegui entender do que eles se tratam apenas pela sua descrição. E sim, com o tempo os seus tecidos devem se acostumar com o atrito das peças que você citou (a fala também melhora). De qualquer forma, existem algumas “cerinhas” protetoras que podem ser usadas nesse período de adaptação. Converse com o seu dentista sobre isso.

  220. Oii estou usando o expansor palatino ha 3 semanas ii dois dentes da frente ja se abriram, gostaria de saber se ja posso coloca o aparelho fixo ou tenho que espera de 3 a 6 meses… aguardo a resposta. Muito obrigado.

  221. Olá Doutora,

    Tenho mordida cruzada e coloquei hoje aparelho. Não posso comer, meus dentes parecem moles e sinto o incómodo dos ferros na boca nem consigo falar bem. Só ainda coloquei o de cima, mas já estou arrependida, tenho medo que este desconforto demore a passar e tenho medo que todos os meses quando for apertar fique como hoje, não poder comer com os dentes moles.
    Se tivesse pensado como estou agora não colocaria aparelho! Sinto-me tão mal! Só quero estar sozinha e só penso na hora de o tirar.
    – Pode acontecer o dentista indicar-nos um determinado tempo para o tratamento e depois diminuir? Ai, gostava tanto!
    Não sei se alguma vez me vou habituar com ele como vejo as outras pessoas.
    Tenho medo de estar a passar por isto tudo, gastar tanto dinheiro e não resolver o problema. O que mais me levou a colocar foi por causa da articulação minha dentista diz que piorava se nao corrigisse.

    1. Lídia, fique tranquila. A primeira semana pode ser bem chata, mas a tendência é o desconforto diminuir. Conheço a sensação, usei aparelho também, e sofri um pouco. Mas é passageiro, garanto. E qualquer ajuste que seja necessário nas consultas mensais não será tão desconfortável assim, nem perto disso. Aguente mais um pouco, você vai ver que o pior vai passar. Gostaria que você lesse esse texto: https://medodedentista.com.br/2011/07/colocar-aparelho-doi.html

  222. Eu tenho vontade de usar aparelho e minhas irmãs também, mas eu acho que ñ preciso pq acho os meus dentes certos, mas ñ gosto pq são curtos e um pouco retos quando eu dou um sorriso, acho bonito dentes compridos e um pouco pra fora quando alguém que tem sorrir, vc entende o q eu quero dizer? Ah, é verdade que o aparelho muda a voz da pessoa deixa a voz grossa e rouca e chiando?

    1. Suramma, eu acho que o ideal é você e suas irmãs procurarem um dentista para avaliar se vocês precisam ou não usar aparelho. Às vezes a gente acha que não precisa, e precisa (ou o contrário). A questão estética já é um motivo pra se usar aparelho, talvez seja possível melhorar o seu sorriso e fazer os seus dentes parecerem mais compridos com tratamento ortodôntico… e se não for, há outros meios para isso.

      Não, não é verdade que o aparelho modifica a voz da pessoa. 🙂

  223. Oi Ana boa noite, to fazendo uma peça de teatro e minha personagem usa aparelho, gostaria de saber se voce conhece algum lugar que eu possa comprar o aparelho AEB . BJUS

    1. Julliana, qualquer dental (loja de produtos odontológicos) vende. Geralmente eles só vendem pra dentistas… mas explicando o caso… 😉

  224. Meus dentes são tortos e arranquei um canino há 7 meses e ainda nao nasceu, pode colocar o aparelho assim mesmo?

    1. Danielle, depende da avaliação do seu dentista. Se o dente não nasceu, talvez seja porque ele já está com toda a sua raiz formada e, dessa forma, não vai nascer sozinho mesmo. Pode ser, também, que ele nem exista. Em princípio, é possível usar aparelho sim, mas é essencial que um dentista avalie.

  225. Olá, gostaria de saber se tenho que usar aparelho, pois estou com ATM e está doendo muito, meu dentista falou que provavelmente terei que usar, primeiro vou usar uma placa queria saber a sua opinião se devo usar aparelho. Desde já agradeço.

    1. Júli, apenas pelo seu relato não tenho como dizer se você precisa usar aparelho. Mas se seu dentista disse que sim, confio nele. 🙂 Muitas vezes problemas de ATM têm origem ou são agravados por uma mordida errada, portanto corrigir a mordida pode beneficiar muito o paciente.

  226. Oii eu já uso aparelho e não doeu nada para colocar, depois ki se passa 5 ou 7 dias vc já se acostuma e pensa ki ta faz anos de aparelho, vcs tem ki experimentar colocar ´´ e muito bom e não icomoda em nada !!!

    Obrigada gentii, adorei o site…

  227. Ola
    Eu ODEIO meu sorriso eu nem tiro fotos sorrindo porque minha boca é muito pequena, dentes pequenos, lábios grossos e dentes separados. Quando eu fecho a boca a parte de cima cobre totalmente os dentes de baixo, o eu faço? Como consigo alargar o meu sorriso? Por favor me ajudem me incomoda muito, me respondam, obrigada desde já.

    1. Angela, tanto os diastemas (os espaços entre os dentes) quanto a mordida profunda (o fato dos seus dentes de cima cobrirem totalmente os de baixo quando você sorri) podem ser corrigidos com o uso de aparelho fixo. Se você tiver um céu da boca estreito, ele pode ser alargado também, o que refletirá no seu sorriso, deixando-o mais largo. Procure um ortodontista para avaliar.

  228. Olá doutora!
    Hoje mesmo fui a dentista e ela já colocou os braquetes e o fio, mas ainda não colocou o elástico que separa os dentes e nem a banda. É normal isso? Eu nem perguntei a ela sobre isso porque depois de umas pesquisas online que eu vi que é nessário colocar estes antes dos braquetes e fio. Ah! e o tratamento dela está muito em conta em relação aos outros ortodentistas, a manutenção custa R$ 60,00. O que você acha Dra? Eu estou indo nela porque estava cuidando dos meus dentes no clínico geral do mesmo consultório e ele me indicou ela como ortodentista. Bom, por enquanto ela me pareceu uma boa dentista…

    1. Barbara, pelo seu relato eu não vejo motivo nenhum pra você desconfiar da sua dentista. Geralmente não se instala o aparelho todo de uma vez só mesmo, até para não ficar muito desconfortável para o paciente. Se você tem uma boa impressão dela e ela foi indicada por outro dentista que você já conhecia, acho que ela merece um voto de confiança. 🙂

  229. Dr. eu tenho 12 anos , e meu dente canino é encavalado , eu queria saber se para ele ficar no lugar certo terei que arrancar o dente que esta embaixo dele , e porque , parece , que quando eu fui na dentista ela disse que não tem espaços para todos , e eu não quero arrancar meu canino , então tenho algumas perguntas :
    1) Dói colocar aparelho fixo ?
    2) Terei que colocar o aparelho fixo ?
    3) Terei que tirar o dente de baixo do encavalado ?
    4) Dói arrancar dentes que eu já arranquei quando pequena ?? Acho que se chamam dentes de leite, não sei

    Você poderia me ajudar ??
    Obrigada
    Bruna 25/04/2012

    1. Oi Bruna, vamos lá:

      1) Colocar o aparelho não doi nada. Claro que, durante a primeira semana (que é a fase em que você ainda está se acostumando com o aparelho), pode ser um pouco desconfortável sim e, talvez, machucar um pouquinho a sua bochecha por causa do atrito dela com os bráquetes (as pecinhas do aparelho). Acho que esse texto pode ajudar: https://medodedentista.com.br/2011/07/colocar-aparelho-doi.html

      2) Se realmente não há espaço e você tiver que extrair dentes para que seja possível alinhar os demais, certamente você terá que usar aparelho.

      3) Se for mesmo necessário extrair algum dente, é possível que os dentes escolhidos sejam os pré-molares, que são os que vêm logo em seguida do canino. O canino, dificilmente.

      4) Não, não doi. E se precisar, o dentista pode usar anestesia, que serve pra isso mesmo: não doer. Pode ficar tranquila. 🙂

  230. Ola Dr Ana fiz uso do aparelho otodontico por 3 anos, porem ao retirar achei estranho o resultado, meu labios antes do uso do aparelhos eram grandes (nao exagerado) achava os bonitos, ao retirar o aparelho percebi que o inferior ficou mais fino, menor. Sera que isso foi devido a nova posiçao dos dentes? Outra coisa a minha dentista uma vez me disse que nao iria realizar extraçao na parte superior, ia lixar, mas depois resolveu pela extraçao, percebo tbm que do lado direito o fechamento nao è igual ao esquerdo pois quando passo fio dental passa com facilidade e do lado esquedo è mais dificil.

    1. Lia, a percepção da “grossura” dos seus lábios pode ter mudado com o reposicionamento dos dentes sim, mas talvez a própria remoção do aparelho tenha causado isso, já que os bráquetes projetam um pouco os lábios.

      A questão do fio dental é comum também… provalemente num dos lados os dentes estão mais próximos que no outro. Pequenas diferenças podem ocorrer, o importante é que os dentes estejam se tocando, pois isso protege a sua gengiva de impactos na hora da mastigação.

    1. Taí uma grande questão, Marcelo. Certas superfícies não aceitam o uso da mesma resina utilizada para colar bráquetes em dentes. Aí o jeito é usar um cimento odontológico apropriado (que funcione em cerâmica e metal) e, acredite, muitas vezes até Super Bonder funciona bem. Realmente não tenho conhecimento de algum material específico para esse fim, mas é bem possível que isso exista.

  231. Dra. tenho 21 anos e a 2 meses coloquei aparelho fixo superior, pelo fato de ter mordida profunda, minha Dentista disse que vai precisar colocar o levante para colocar em baixo. O levante incomoda muito, é removível, como funciona esse processo?

    1. Bruna, geralmente o levante é fixo, embora possa ser usado um aparelhinho removível para esse fim. São duas bolinhas de resina colocadas na parte de cima dos molares (quase sempre) ou de duas pecinhas que são coladas na parte de trás dos incisivos centrais superiores. Dessa forma, você fica impedida de fechar a mordida completamente, e obtém-se espaço para a colagem da parte de baixo do aparelho.

        1. Bruna, a placa de Hawley geralmente é usada como contenção depois do tratamento ortodôntico concluído, para que os dentes mantenham aquela posição final mesmo após a remoção do aparelho fixo. É o tal “aparelho removível”.

  232. Eu a tenho metade dos dentes de cima normal a outra metade é para trás, isso e a mordida cruzada?
    Qual seria a melhor solução, tenho 23 anos, me ajude por favor… apenas aparelho resolveria meu problema?

    1. Eliezer, não sei se entendi bem a sua descrição… “para trás” como? Mordida cruzada é quando os dentes de cima fecham por dentro dos de baixo (o correto é o contrário). Caso se trate de mordida cruzada mesmo, para corrigir seria necessa’rio aparelho fixo. Ainda, é preciso avaliar se o seu problema é apenas dentário ou se envolve, também, a parte óssea. Procure um ortodontista para avaliar!

  233. Ola Dra. Ana eu tenho 10 anos quando eu tinha 8 anos eu cai de bicicleta e caiu os meus dois dentes da frente que eram permanentes eu recoloquei eles so que meus caninos tambem cairam so que eram de leite e ate hoje eles nao nasceram eu queria saber se eu preciso usar aparelho?

    1. Nathalia, só porque seus caninos ainda não nasceram eu não posso afirmar que você precise usar aparelho. Os caninos nascem entre os 11 e 12 anos… como você ainda tem 10, falta um pouquinho. De qualquer forma, acho importante que você peça para sua mãe levar você num dentista agora para avaliar se está tudo bem e se os dentes vão nascer direitinho… aí ele poderá, também, responder mais concretamente à sua dúvida sobre a necessidade de usar aparelho.

  234. Olá, meus dentes são um pouco tortos em cima e embaixo, quando sorrio um dente de baixo esconde um pouco o de cima. Eu parei de chupar chupeta tinha uns 8 anos, mas meus dentes já foram bem mais pra frente. Será que a causa de meu dente ser torto em cima e em baixo é de que eu usei chupeta na infância?

    1. Isadora, não saberia dizer se a chupeta é a causa no seu caso em especifico sem examinar você, mas em muitos pacientes é sim. Pelo seu relato me parece que você tem uma mordida cruzada, já que “um dente de baixo esconde um pouco o de cima”, mas normalmente não é a chupeta a “culpada” por esse tipo de maloclusão. Procure um ortodontista e faça uma avaliação.

  235. Eu tenho o dente de lado torto, mas nao e por isso que estou aqui. Eu so queria perguntar se tenho que usar aparelho, porque verto sangue pelas gengivas cada vez que lavo os dentes mas a minha avo nao entende isso diz que tenho que lavar mais os dentes. Mas ela sabe muito bem que eu lavo todos os dias de manha à noite e ate de tarde. Mas o que eu mais queria era usar aparelho.

    1. Micaela, a sua avó não deixa de ter razão: gengivas que sangram é sinal de gengivite, uma inflamação gengival causada pela presença constante de placa bacteriana. Se você escova os dentes 2 ou 3 vezes por dia, o problema provavelmente não está na frequência de escovação, portanto, deve estar na técnica. Recomendo que você peça orientação para um dentista com relação a isso e leia esse post: https://medodedentista.com.br/2011/06/como-escovar-os-dentes.html. Pois, para usar aparelho, será necessária uma disciplina triplicada na higienização.

      Procure um ortodontista e faça uma avaliação. Se você quiser corrigir seu dente torto, certamente terá que usar aparelho fixo.

  236. Meus dentes sao ótimos, o problema, que na região de cima nao são alinhados, (ex ; não é alinhado com a divisão que temos no nariz), queria saber se com o aparelho e possivel conserta-los?

    1. Eduarda, pela sua descrição parece que você tem um desvio de linha média. E sim, isso é possivel de ser corrigido com o uso de aparelho fixo. Procure um ortodontista e faça uma avaliação.

  237. Coloquei aparelho nesta quinta-feira… meus dentes estao todos sensiveis,estou doidinha pra tirar rsrsrs… mas o meu dentista falou que tenho que usar por 4 anos… doutora ana vc acha normal tanto tempo???
    Obs: seu site e MARAVILHOSO !!! Adorei!! bjs

    1. Amayra, não saberia opinar se é muito ou pouco tempo no seu caso específico, mas conheço pessoas que usaram aparelho até por mais tempo que isso. De qualquer forma, isso é apenas uma previsão, pois não há como precisar de que forma e com que rapidez o seu organismo vai responder ao tratamento.

      E obrigada. 😉 Abraço!

    1. Fernanda, se realmente você não precisa, não há porque usar. Você já fez avaliação com um ortodontista? Talvez, mesmo que seus dentes sejam esteticamente alinhados, haja algum problema de mordida para ser resolvido. Aí você poderia unir a vontade à utilidade e gerar um benefício real pra você. Que tal?

  238. Olá Doutora, eu tinha a mordida cruzada, então durante 9 meses usei o expansor palatino, depois coloquei o fixo e hoje uso o fixo com a barra de contenção pra mordida não voltar, mas hoje quando cheguei no dentista, ele disse q meus dentes do fundo conforme minha mordida estão se desgastando, então ele colocou 2 bolinhas de resina neles e disse q é pra diminuir o impacto dos dentes de cima com os de baixo. Eu gostaria de saber como é chamado esse processo, e irei ter q utilizar por todo o tratamento? Agradeço desde já.

    1. Jussara, me parece que o seu dentista colocou um levante nos seus dentes, ou seja, ele criou um obstáculo que impede você de encostar os dentes de cima nos de baixo. Isso geralmente é feito quando não há espaço suficiente para colar o aparelho nos dentes de baixo, pois se assim fosse você morderia em cima dos bráquetes e eles descolariam a todo momento. O levante será removido assim que haja espaço para os bráquetes inferiores.

  239. Minha filha tem 11 anos e caiu só os dentes leite da frente.
    Fui ao dentista e me disse que ele precisa colocar aparelho, porque os caninos não tem espaço para nascer.

    Na sua opinião, qual é o melhor momento para colocar aparelho.

    1. Sidnei, acho que o melhor é esperar todos os dentes permanentes dela nascerem para colocar aparelho fixo, o que acontece entre os 12 ou 13 anos. Mas pode ser possível, agora, usar um aparelho removível para tentar interceptar algum problema oclusal em curso, o que diminuiria o tempo de tratamento ortodôntico com aparelho fixo depois. Consulte o dentista dela com relação a essa possibilidade.

  240. Olá Dra.
    Desculpa mais só uma duvida que não foi esclarecida.
    E esse caso de eu morder minha bochexa que doi!! 🙁 muito que fico com a bochexa toda ferida “machucada”, q chega ate mesmo a sangrar. E isso acontece diariamente quando estou me alimentando ou até mesmo quando estou me dialogando. Sera que vou precisar do uso do aparelho? E se eu for usar pode me informar pela a experiência propria da Dra. qual o tipo do aparelho que vou usar, estou muito nervosa quero que a semana passe devagar para não chegar sabado. Mais se for preciso o uso vou usar sim porque num aguento mais minha bochexa “machucada”. E se for preciso o uso o meu tratamento vai ser rapido para colocar o aparelho? Diz que não Dra.. Estou preocupada não com o tratamento mais sim com o colocamento do aparelho se for preciso.
    Abraços, Gediane

    1. Gediane, pode ser que você esteja mordendo sua bochecha porque seus dentes estão mal posicionados mesmo. Aí, uma solução seria usar aparelho. Mas, às vezes, um pequeno desgaste de alguma ponta mais cortante dos seus dentes já resolve isso. Se você tiver que usar aparelho, será, provavelmente, aparelho fixo. Por quanto tempo você precisará usar aparelho não sei dizer sem examiná-la. pois varia muito.

  241. Olá Dra.

    Usei aparelho 5 anos, coloquei com 6 anos. Nao tinha dente torto a arcada era pequena. Para evitar problemas coloquei, tirei hoje estão perfeitos. Vou colocar a contecao. Minha preocupação e que minha dentista disse que o fixo atras dos dentes na parte superior e inferior sao pra sempre, pois a língua movimenta os dentes, é verdade? Abraços, Brenda.

    1. Sim, Brenda. Depois de tirar o aparelho recomenda-se o uso de contenções por um período variável, dependendo da orientação da sua dentista. Principalmente na parte de baixo, sem contenção, os dentes podem entortar de novo quando a mandíbula termina de crescer, lá pelos 22 a 24 anos de idade. E essas contenções podem ser tanto fixas quanto removíveis… geralmente removíveis em cima e fixas embaixo, mas pode variar.

  242. Meus dentes de cima cobre a pontinha dos de baixo. Tem vez q acordo meus dentes estão adormecidos e quando aperto doi!!! mt. Minhas presas não são uma em cima da outra quando junto os dentes isso tem algo a ver, as de cima tem q estar em cima da de baixo quando junto os dentes?? Eee quando eu mordo minha bochexa, q tem isso tbm. Me ajude vou precisar usar aparelho?? Vou ao dentista sabado…

    1. Gediane, é normal que os seus dentes de cima cubram uma parte (entre 1 e 2 mm) dos de baixo, é assim mesmo. Os caninos (as “presas”) também não devem ficar um exatamente em cima do outro… o de baixo fica um pouquinho mais pro lado. Os seus dentes ficam assim quando você acorda porque você deve ter dormido em uma posição que pressionou o seu rosto e, consequentemente, seus dentes. Aí quando você aperta, dói mesmo. É mais ou menos o que acontece quando a gente usa aparelho.

      Pela sua descrição não sei dizer se você precisa ou não usar aparelho. Mas no sábado, o seu dentista pode esclarecer isso pra você. 😉

  243. Oi eu tenho 11 anos, bom eu quero usar aparelho por tenho um dente em cima e dois em baixo que sao um pouco tronxos, bom eu nao so quero usar porque preciso, mais sim porque é um dos meus sonhos, ouvi dizer que incomoda mas mesmo assim estou disposta a tudo, sendo que eu coloque aparelho eu topo, todas as minhas amigas tem e eu disse porque eu tambem nao uso? Bem meu pai diz que vai mim levar no dentista e nunca mim leva o que eu faço? Mim ajuda Ana…

    1. Oi Isabelly! Todos os seus dentes de adulto já nasceram? Pergunto isso porque aos 11 anos às vezes não nasceram todos, e aí seria bom esperar até uns 12 ou 13 anos para por aparelho. E não tem jeito: ou seu pai ou sua mãe vão ter que levar você no dentista, já que sem autorização deles você não pode usar aparelho. Mas se você tem mesmo os dentes tortos, isso em si já é um motivo pra usar aparelho… fala isso pra eles! Que você já está ficando uma moça e não pode ficar por aí com os dentes todos tortos! 😉

  244. Não coloquei meu aparelho pq acho bonito, pelo contrario, o trem é feio do caramba… mas foi necessário… pensam que gosto de mete a mão no meu bolso todo mês só pra cuidar desse aparelho e o tempo que perco pra escova pra passa um fio dental, são três escovação por dia, cada escovação praticamente uso três escovas = três escovação totalizando são 9 escovação por dia mas o passar fio aff… e ainda sou obrigada a ficar coma borrachinhas amareladas, q é nojento… não a acho bonita, FAÇO TRATAMENTO NA ODONTOCLINIC espalhada por todo o Brasil, não recomendo, se eu n tivesse um contrato eu parava de ir lá… a consultas são agendadas a cada um mês quase… e nunca NUNCAAAA passamos com o mesmo dentista… e se acaso exigir passar com o mesmo pode espera 1 e meio 2.

  245. Eu vou colocar aparelho, já sei as cores das borrachinhas roxo em cima e rosa em baixo, fik lindo depois é que eu coloco verde, amarelo azul etc e é isso e não vou ter medo bjoks

  246. Olá minha pergunta não é ralacionada a medo, não por que eu jah uso! Fui em outros sites mas nenhum me respondeu.

    Uso aparelho há dois anos, quando crianção caí e quebrei um dente superior central, e com o tempo os outros foram tomando o espaço dele. Aí coloquei aparelho para separá-los e abrir um espaço para colocar outro, gostaria de saber se vai demorar mais para abrir esse espaço porque só vi resultado há um mês atrás, e o que o dentista irá colocar nesse espaço… e outra pergunta é se eu posso preencher esse espaço com alguma coisa porque o espaço tá ficando grande e é um pouco incomodo! Obg

    1. Hans, geralmente esse tipo de movimentação (abrir espaços) leva alguns meses, mas depende do paciente e do espaço disponível para afastar os outros dentes. Após o espaço aberto, será possível fazer um implante ou colocar uma ponte fixa para substituir o dente que você perdeu. Durante o tratamento, para não ficar o espaço incomodando você, é possível colocar um dente de resina e prendê-lo ao arco com um bráquete, como se ele fizesse parte do tratamento ortodôntico também. A medida que o espaço aumenta, claro, esse dente teria que ser alargado para não ficar feio.

  247. Olá Ana, tudo bem?
    Ana, usei aparelho fixo em cima e embaixo durante 6 meses, apenas para correção estética (sempre me incomodei com um dente bem da frente pq 1 é um pouquiinho inclinado p/ frente e eu tinha leve mordida profunda) trabalho como modelo fotográfico etc..
    Acontece que após a retirada do aparelho demorei 1 mes para começar a usar a contenção móvel em cima e a de baixo coloquei logo… Até aí tudo bem. Após uns 3 meses usando a contençao móvel na arcada de cima, notei que aquele dentinho esquerdo bem da frente resolveu dar uma leve inclinadinha p/ frente de novo. Pensei que a contençao móvel evitava qualquer volta dos dentes após o tratamento.
    Para variar não quero usar aparelho fixo novamente. O que me indicarias?
    Algum método novo ou aparelho que eu possa usar pro lado de dentro da boca?

    1. Pri, isso realmente acontece. Basta que o aparelho de contenção esteja um pouquinho mais frouxo. As alternativas pra você, agora, seriam o Invisalign (que consiste numa série de plaquinhas transparentes e removíveis que fazem a movimentação ortodôntica de forma planejada) ou a ortodontia lingual, na qual os bráquetes são colados do lado de dentro dos dentes. Ambas as técnicas resolveriam a questão estética, que preocupa você. Entenda aqui: https://medodedentista.com.br/2011/07/quanto-custa-um-tratamento-ortodontico.html

    1. Mayara, dentes “retos” nem sempre significam uma mordida correta, mesmo que esteticamente a aparência seja satisfatória. Procure um ortodontista e faça uma avaliação… vai que ele diz que você precisa usar aparelho mesmo? Aí une-se o útil ao agradável. Porque “usar sem precisar”, não dá.

  248. Olá Dra Ana.. hj tenho 31 anos.. mais ou menos em 2005 terminei meu tratamento que durou uns 3 anos acho.. (meus dentes de cima eram bem pra frente e os de baixo não muito.. não extrai dentes.. usei aquele aparelho que parece freio.. e o resultado não ficou bom..) então em 2010 resolvi marcar uma nova avaliação em outro consultório.. não estava satisfeita com meu sorriso.. esse dentista pediu uma nova documentação.. ele avaliou e disse que se eu quisesse por aparelho novamente para a correção, estaria sujeita a perder meus dentes.. porque como usei aqueles elásticos, diz ele que como movimentou meu osso, não pode movimentar novamente… Dra Ana, isso é verdade..?? Meus dentes ainda estão pra frente.. nem parece que usei.. queria tanto poder sorrir um sorriso sem vergonha!!!!!

    1. Viviane, não sei se entendi bem. Geralmente se contra-indica um novo tratamento ortodôntico em caso de reabsorção de raízes, ou seja, delas ficarem “mais curtas” por causa do tratamento anterior. Será que isso aconteceu? Porque realmente, se isso aconteceu na primeira vez pode acontecer de novo. Ou, ainda, porque o espaço “no osso” para puxar os seus dentes seja insuficiente para diminuir a inclinação deles (como se o osso disponível fosse “fino” demais). Não sei se eu me fiz entender e se o seu caso de enquadra nessas hipóteses… mas se o seu dentista desaconselhou, é porque ele realmente viu um motivo pra isso.

      1. Olha Dra Ana… ele disse também que eu poderia estar fazendo uma cirurgia onde cerra o osso… que assim a arcada voltaria para trás… ou então ele até poderia por novamente… só que como usei aqueles elásticos e forçou a raiz, talvez meus dentes poderiam amolecer e chegar a cair… (isso que falo é só da arcada de baixo..) então, já que são os dentes de cima que me deixa mal… não tem como trabalhar só neles???
        Obs.: para o tratamento tirei apenas os sisos… e mesmo assim, ainda continuo com os espaços lá trás….

        1. Via de regra o tratamento ortodôntico deve ser feito nos dois arcos, já que a mordida precisa “encaixar”. Porém, em algum caso mais específico, é possível sim instalar só na parte de cima… mas isso apenas alinharia esses dentes e até os traria para trás, mas não teria como adequar a mordida.

          1. E sobre os dentes amolecerem e caírem… é verdade..?? E como ainda tenho espaço dos cisos.. não é esse espaço que os dentes vão usar para voltar??

          2. Pode ser um efeito colateral do tratamento ortodôntico sim… na movimentação ortodôntica o dente caminha através do osso e, pra isso, o osso é formado e eliminado continuamente. Às vezes nosso organismo se “confunde” e, em vez de reabsorver osso, reabsorve a raiz dos nossos dentes. Aí a raiz encurta e a permanência do dente na boca fica comprometida. Mas isso não é algo que acontece com todo paciente, porém reafirma a importância de avaliar radiograficamente o paciente de forma periódica.

            Quanto à outra questão: sim, é possível aproveitar parte do espaço deixado pelos seus sisos para reposicionar os outros dentes.

  249. Quero botar o aparelho fixo, os meu dentes é um na frente e o outro atrás, queria botar o aparelho fixo, é o meu sonho. Obrigada.

    1. Isadora, se os seus dentes estão desalinhados (um pra frente, outra pra trás) isso em si já configura um motivo para usar aparelho, se você realmente pretende corrigir. Procure um ortodontista e faça uma avaliação, e se você realmente precisar usar aparelho… sonho realizado. 🙂

  250. Oi! ótimo post! bem, eu tenho “Mordida aberta anterior” os meus dentes do lado direito e esquerdo encostam e impedem que os meus dentes de cima encostem nos debaixo, deixando assim uma vaga aberta na frente que da até p eu colocar a língua para fora! hsahsahsa eu tenho 17 anos e não quero usar aparelho de jeito nenhum, mas sei que é preciso. As vezes eu acho que por os meus dentes serem assim, faz com que o formato do meu rosto fiquem mais comprido. Enfim, tem jeito de eu consertar os meus dentes? tipo, o que vão fazer se os meus dentes de lado encostam, arrancar? ah e também queria saber se tem como fazer cirurgia por causa desse problema que faz com que o meu rosto fique um pouco mais comprido. Obrigado desde já. 🙂

    1. Jhonatas, a mordida aberta tem correção sim, mas só usando aparelho. Não há necessidade de extrair nenhum dente, em princípio, pois a ideia é trazer os seus dentes da frente para a posição correta e, assim, fazer com que eles se encostem. Se o seu problema for também ósseo, ou seja, não só dentário, há indicação para a cirurgia ortognática, o que corrigiria o aspecto alongado do seu rosto. Claro, tudo isso que eu estou falando é baseado no seu relato. O ideal é procurar um ortodontista e fazer uma avaliação. Ele poderá orientá-lo com maior conhecimento de causa sobre o seu caso em específico.

  251. Eu quero prosseguir com o tratamento, apenas não encontrei um dentista que me passasse confiança, mas já marquei uma consulta em um dentista.. e vou resolver essa questão!!! Faz muita falta, já estava acostumada todos os meses fazer a Manutenção!!!!

    É, policarbonato.

    Muitoo obrigado pela ajuda, Ana Tokus 😉

    Assim que estiver boas notícias digo!!!

  252. Olá, bom dia!!!!!!

    Então meu caso é complicado, uso o aparelho transparente.. é parei com o tratamento, porque mudei de país. E até hoje não encontrei um dentista que me passasse confiança. Isso já vai para 8 meses sem manutenção… Não estou aguentando mais… As borrachinhas do meu aparelho, está querendo sair,rsrs!
    E sinto que ele está desgastando, ou é normal ele ir abaixando? Posso fazer a troca do aparelho sem danos?? Ex.( Ter que voltar a estaca zero?,tirar completamente o aparelho, tirar os aneis e fazer novas radiografias?) Ou posso simplesmente trocar o aparelho, colocar uns novos?? As borrachinhas estão querendo sair, por falta de manutenção? Ou pelo desgaste do aparelho? Ou não desgasta? Estou confusa..O que me recomendariam? HELP 🙂

    Desde já, muito obrigado doutores 😉

    1. Bia, se você não puder prosseguir com o tratamento agora o melhor é tirar o aparelho, pois ele por si só dificulta bastante a higienização. E se ele não está sendo usado, melhor tirar.

      Não, não é normal ele ir desgastando… nunca ouvi falar nisso, pelo menos. Também não sei o material do seu… policarbonato, safira ou porcelana? As borrachinhas às vezes soltam mesmo, até de um mês para o outro… imagina depois de 8 meses…

      Sim, você pode colocar um novo aparelho sem danos, até porque o que você usa, mesmo não sendo ativado, acabou servindo de “contenção”, ou seja, manteve os dentes em posição. O seu novo dentista vai orientar você a respeito… se dá pra continuar com o mesmo, se é melhor trocar o aparelho, etc..

  253. Os meus dentes superiores não se encaixam com os inferiores e os superiores também são mais pra frente (só um pouco, nada exagerado) o que talvez possa ser isso?

    1. Edinelson, depende da forma como os seus dentes “não encaixam”, isso poderia configurar uma série de problemas de mordida: mordida cruzada, aberta, etc.. Os seus dentes superiores serem mais para frente pode ser um problema de posicionamento mesmo ou eles parecem mais para frente e, na verdade, os de baixo é que são mais para trás. O ideal é procurar um ortodontista e fazer uma avaliação, assim será possível determinar que problemas de mordida você tem.

  254. vou por aparelho… vou começar o tratamento sabado oque éla vai fazer tenho que fazer um aabturação e limpeza só e a outra vaz oque vou fazer e quanto tempo demora pra colocar aparelho depois do tratamento>>>

  255. Bom dia Dra Ana Tokus

    Estou com uma duvida que tem me tirado o sono , estou fazendo tratamento há quase 2 anos, e agora o meu dentista quer extrair o meu dente ( 14 ) decimo quarto, visualmente ha a necessidade de ser este o dente, ou poderia ser um outro mas afastado de trás? Não sei qual seria a necessidade.
    Estou pensando em mudar de dentista por que não estou vendo uma seriedade neste tratamento e não tenho uma resposta de ate quando tenho que usar aparelho , já tenho 26 anos , e necessito do meu sorriso para o meu emprego de modelo, o que tenho que fazer, me ajuda ¹¹¹¹¹¹

    1. Oi Fannia! Geralmente, quando há necessidade de extração de dentes (o que geralmente se faz necessário por falta de espaço para alinhar todos os dentes no arco) os dentes escolhidos para a extração são os primeiros pré-molares mesmo, como o seu 14. Em alguns casos pode-se optar por outros dentes, mas aí depende da avaliação do dentista. O problema de extrair um dente mais de trás é que os dentes posteriores são mais largos (extraí-los traria mais espaço para ser fechado depois) e têm um papel importantissimo na mordida, então provavelmente não é uma boa opção.

      Converse com o seu dentista francamente, pergunte o que você quer saber e peça transparência da parte dele. É seu direito e dever dele.

  256. Ola! Coloquei aparelho fixo pois eu tinha 1 dente encavalado, mas o meu aparelho ficou bem desalinhado, gostaria de saber se isso e comum, pois eu nunca vi um aparelho torto assim. Perguntei ao meu dentista o porquê gue o aparelho ficou assim, ele me disse gue e normal assim mesmo, mas eu nao estou convencida disso (meus dentes nao sao tortos) obrigada.

    1. Cida, às vezes a gente está satisfeito com a aparência dos nossos dentes e não têm noção de que, mesmo não parecendo, eles estão tortos (inclinados, girados, etc.). Cada bráquete tem uma posição certa para ser colado, e se o seu aparelho parece “desalinhado” é porque os dentes também estão. Isso realmente é bastante comum no início do tratatamento, o arco ou fio passa todo torto pelos bráquetes mesmo. A boa notícia é que agora seus dentes vão começar a alinhar e o aparelho vai ficar mais “bonitinho”… isso é um sinal de que o tratamento está surtindo efeito e seus dentes estão realmente ficando retos. Pode ficar tranquila, é assim mesmo.

  257. Olá doutora , eu queria pergunta o porque o aparelho “expansor palatino” não se encosta no céu da boca… eu coloquei o meu hoje não estou conseguindo comer, é terrivel, é como se tivessemos um varal de comida em nossa boca, não consigo, comer estou desesperada, espero que eu me acostume porque não esta sendo nada facil.

  258. Eu tenho os dentes de cima um pouco para frente, não queria usar aparelho fixo, pense em usar aquele que é instalado por dentro. Esse tipo de aparelho funciona pra trazer os dentes para trás? Obrigada.

    1. Cristiane, o aparelho lingual é indicado para muitos tipos de movimentações ortodônticas. Se os seus dentes forem apenas “um pouco para frente” como você descreve, acredito que essa correção possa ser feita com o aparelho lingual sim. Mas é importante que um ortodontista avalie você para ter certeza.

  259. Doutora estou indo amanha ao dentista assim que possível lhe comunico como foi lá!

    Mais uma vez obrigado por tudo, a sra foi meu ponta pé inicial!

  260. Dra., gostaria de saber se euu poderia por aparelho logo embaixo para agilizar ja q eu tenho q trocar so um dente em cima, e tb eu tenho um pouco de vergonha de falar com meus pais sobre isso o q eu faço? Obrigada desde já 😀

    1. Luani, se o seu dentista ainda não colocou a parte de baixo do aparelho deve ter algum motivo. Às vezes, quando o paciente tem mordida profunda, nem dá pra colocar mesmo, pois o paciente morderia em cima dos bráquetes e os quebraria. Não sei se esse é o seu caso. Converse com o seu dentista e pergunte o motivo. De qualquer forma, instalar os bráquetes de baixo já não quer dizer que o seu tratamento vai terminar antes, já que a parte de cima e de baixo geralmente sao removidas juntas.

      Quanto à vergonha, não precisa. 🙂

  261. Gostaria de saber sobre o tratamento compensatório, já fui informada pela ortodontista que não é possível um tratamento de resultado 100% pois tenho arcada dentária (parte óssea) inferior mais atrás e somente uma cirurgia resolveria… Desde já agradeço, abraço.

    1. Karine, tratamento compensatório ou comprometido quer dizer que, no tocante aos seus dentes, será feito o que for possível. Alinhamento, nivelamento, correção de algum problema de mordida que exista. Porém, no que diz respeito à sua parte óssea, nada poderá ser mudado. Ou seja: seu perfil continuará o mesmo, o seu queixo continuará mais para trás do que deveria. Mas isso, em si, não precisa ser um problema. Muitas e muitas pessoas têm pequenos desvios no padrão esquelético e nunca se deram ou se darão conta disso. Abraço!

  262. Queria tirar uma dúvida… eu me enquadro em dois casos : Mordida profunda, apinhamento dentario.

    Mordida Profunda – Nesse caso os meus dentes correspodem ao caso mais creio eu que não seja muito sério os meus dentes so “desalinham” uns 20 % a 30% da posição ideal.

    Apinhamento Dentário – Esse caso acontece nos primeiros 4 dentes frontais os dois do meio são a frente e tortos e os dois dos cantos são por trás dos outros dois e tortos tbm!

    Queria mt a sua ajuda queria saber como poderia resolver meu problema e qual tipo de aparelho eu usaria…

    Obrigado!

    1. Miguel, para os dois casos a indicação é de aparelho fixo mesmo. O aparelho promove o alinhamento dos dentes, dissipando o apinhamento, e a mordida profunda é resolvida revertendo uma curva chamada “curva de Spee” e/ou extruindo (colocando mais para fora) os dentes posteriores (molares). Isso abre a mordida anterior do paciente ou, no seu caso, “desaprofunda” a mordida.

      1. Muito obrigado doutora você me ajudou muito. Para falar a verdade, estava com muito medo de ter que usar aqueles móveis ou o famoso “aparelho de capacete” queria muito se fosse pra usar o fixo agora. Vou perder o medo e falar com meus pais, qualquer novidade comunico a senhora!

        Obrigado !

  263. Ana, gostaria de saber para que seve as borrachinhas que os dentistas colocam entre o ferinho de cima e de baixo 😀

    PS: não são as borrachinhas coloridas que troca não.

    1. Luani, você deve estar falando dos elásticos. Eles servem, basicamente, para aproximar as duas pontas que estão sendo puxadas… assim, para consertar o encaixe entre 2 dentes ou fechar algum espaço indesejado.

  264. Olá Doutora, eu comecei a usar o expansor palatino ja faz 3 dias, e meus dentes estão doendo mto, sinto a sensação de que sai sangue quando eu mordo, mas sei que uma dor ou outra pode ser normal, minha preocupação é que no meu caso, para os dentes da frente ficarem encima dos de baixo eu mordo de um jeito e quando os do fundo precisam cobrir os de baixo mordo de outro, quando eu mordo normal os dentes de cima da frente ficam quase um dedo pra frente dos de baixo, o que o meu ortodontista terá que fazer nesse caso?.

    1. Rodrigo, o seu relato me parece um caso de trespasse horizontal acentuado. Isso só pode ser corrigido com aparelho fixo mesmo… mas não saberia dizer ao certo que tipo de movimentação seria necessária no seu caso, já que não vi você nem os seus exames. Precisaria conhecer, pelo menos, o seu perfil facial pra opiniar a respeito. Pode ser que haja necessidade de extrações superiores e é preciso verificar se o seu problema também é esquelético (ou seja, não só dentário).

  265. Ana, eu moro em uma cidade e meu dentista é em outro,e euu precisoo usarr aparelho mais em cima ñ terminei de trocar os dentes soo faltaa um , euu poderiaa por logo embaixo para agilizarr logoo ?! Obrigada e Parabéns pelo blog ! 😀

    PS: embaixo ja terminei de trocar os dentes !

    1. Gabriela, deve haver alguma razão para o seu dentista não ter instalado a parte de baixo ainda. De qualquer forma, colar logo os bráquetes de baixo não faria, necessariamente, o seu tratamento ir mais rápido, já que a remoção de ambos os arcos ao término do tratamento é feita ao mesmo tempo. Converse com o seu dentista e pergunte o motivo dessa demora… se for caso de mordida profunda, não há nem espaço para se colar os bráquetes. Mas só ele vai saber te dizer isso com certeza.

    1. Eliane, para efetivamente desentortar, ou seja, mudar o posicionamento dos dentes, não há. Mas é possível simular o alinhamento dos dentes através de restaurações e coroas (próteses).

  266. Oláá, fugindo um pouco sobre o assunto aparelho, gostaria de saber se é verdade o q me falaram q se eu passar a lingua nos dentes quando eles estão crescendo eles nascem tortos ?! Obriugada 😀

    1. Luani, mais ou menos. Não é só “passar a língua”… mas às vezes a gente empurra os dentes com a língua, e isso pode sim movimentar os dentes, entortando-os. Mas isso pode acontecer até quando ele já nasceram, não precisa ser durante o irrupção deles.

  267. Oi doutora, eu já usei aparelho móvel quando tinha 9 anos, mas minhas presas e alguns outros dentes ainda eram de leite, quando deixei de usar, um ano depois, minha presa começou a nascer em cima da de leite, ela demorou a cair, mas caiu.. agora estou com 13 anos, mas sinto que minha presa é mais pra frente, (mesmo que não pareça olhando para meus dentes), isso é normal? Preciso colocar aparelho? eu queria *-* kkk. Obrigada desde já.

    1. Luise, difícil dizer sem examinar você. Mas se os seus dentes estão desalinhados e você quer corrigir isso, isso é feito com aparelho fixo. Procure um ortodontista e faça uma avaliação… ele orientará você a respeito e também verificará se há algum problema na sua mordida.

  268. Olá, eu uso aparelho desde março de 2010, e vi poucas mudanças, mas sinto como se tivesse alterando meu perfil, é difícil explicar, tenho medo de ficar com o queixo contraido, tipo pra dentro, pq parece que ta menor que antes, não sei se é coisa da minha cabeça, mas me sinto muito incomodado. Só que não sei como dizer isso ao meu dentista, eu fiz extrações e ele disse que provavelmente terei que fazer outras, poxa daqui a pouco eu nao terei mais dentes. Minha duvida é, essas extrações, pode alterar meu maxilar e deixar meu queixo como eu citei ali em cima ? Aguardo retorno e desde já agradeço. Abçs

    1. Clenio, se essas extrações tiverem sido feitas na parte de baixo, até podem alterar um pouquinho a percepção do seu queixo, deixando ele como se estivesse mais para trás. Mas isso até o próprio alinhamento dos dentes pode proporcionar. Se o seu dentista sugere que há a possibilidade de extrair mais dentes deve ser porque há falta de espaço, então certamente esses dentes, após o tratamento finalizado, não farão falta.

  269. Bom eu queria saber, se aparelho no ceu da boca atrapalha beijar de lingua, e tambem se eu posso usar o fixo ao inves desse porque doi muito, e eu acho muito nojento. me ajude por favor!!!

    1. Oi Priscila! O disjuntor palatino (saiba mais aqui –> https://medodedentista.com.br/2011/11/o-aparelho-no-ceu-da-boca.html) pode atrapalhar um pouquinho sim pra beijar, mas certamente não impede. A boa notícia é que o uso dele dura de 3 a 4 meses apenas.

      Infelizmente não é possível usar o fixo no lugar do disjuntor palatino, porque ambos têm papéis bem diferentes. Você primeiro terá que usar o disjuntor e, depois, o fixo, pelo tempo proposto pelo seu dentista.

          1. Karol, geralmente espera-se todos os dentes permanentes nascerem para se colocar aparelho fixo, o que acontece lá pelos 12 anos. De qualquer forma, não quer dizer que você precise usar. O ideal é que você peça para sua mãe ou seu pai levar você a um ortodontista e fazer uma avaliação.

  270. Bom eu uso aparelho faz 1 ano mais eu gosto de colocar cores bem chama a atenção
    mas onde eu faço o tratamento não tem muitas opções desse tipo. Tipo la só tem cores fracas que descoram em 1 semana de uso ai fica meio que feio o aparelho, fica com
    aparencia velha… eu falei com minha mãe em mudar de dentista mais ela não quer mudar de jeito nenhum, me ajuda a convencê-la por favor?
    Bjss amei seu blog!

    1. Obrigada, Aline. 🙂

      Eu acho que a sua mãe tem razão em não querer mudar de dentista. Afinal, a cor das borrachinhas não é um motivo forte pra isso, o mais importante é que o seu dentista seja competente. Eu acho que você poderia conversar com ele e pedir outras cores… existem muitas opções no mercado, de várias marcas. Tenho certeza que se você pedir, ele vai comprar umas cores novas e não haverá necessidade de trocar de dentista.

  271. Dra. Ana tenho 21 anos, fiz 8 abituração era obrigado a fazer? O dentista daqui me falou que tinha que fazer, por que se eu não fuzer, quando colocasse o aparelho os dentes iriam se quebrar, isso é verdade?
    Agora estou com o aparelho só na parte de cima, mas ele não montou na parte de trás, está certo só nos dentes da frente? Está correto?

    Agradeço, bjos.

    1. Luís, qualquer tratamento clínico (restaurações, extrações, tratamentos de canal) deve ser feito antes de se colocar o aparelho. Se você tinha 8 restaurações pra fazer, é certo que as fizesse antes. Quanto à instalação do aparelho, nem sempre se instala ele todo na mesma sessão… depende do planejamento do seu ortodontista. Abraço!

  272. Oi Luiza. Acredito que sua dentista diz que você não precisa usar aparelho no sentido de não ter nenhum sintoma doloroso ou algo que, de certa forma, obrigue você a usar. Mas se você não está satisfeita com a estética dos seus dentes e quer corrigir o espaço entre os centrais e a posição dos seus laterais, isso em si já configura um motivo pra usar aparelho. Não acho que na sua idade eles vão se corrigir de forma espontânea. Converse com a sua mãe e explique a sua insatisfação. Pais e mães, nessa hora, não enxergam nada de errado com os dentes dos filhos mesmo… isso é bem comum. 🙂

  273. Em primeiro lugar amei seu blog… Minha dúvida é se eu posso usar aparelhos fixos novamente pois eu usei e agora estou usando o movel e contenção mas nao gostei meus dentes sao muito grandes e os inferiores separam e juntam e separam de novo e juntam e a contenção na maioria das vezes quebra… e eu nao estou satisfeita com meu sorriso, ja sofri muito bolling e hoje as vezes tenho vergonha de rir como sorria quando usava aparelho fixo… minha dentista diz que meu problema dos dentes superiores e tbem no osso que é muito pra fora ela ate me sugeriu cirurgia mas nao quero, quero apenas usar o aparelho fixo mesmo que nao aperte so troque as borrachas porque ela disse que se aperta muito pode acontecer da raiz do meu dente superar sair por eu ter o osso pra fora…. Entao gostaria de saber se posso usar aparelho fixo sempre… eu sempre cuidei muito dos meus dentes, faço higiene sempre que como algo… Nao sou feliz nem gosto de tirar fotos sorrindo sem aparelho… por favor me responda… Muito Obrigada Dra.

    1. Obrigada, Ana! 🙂

      Por mais que você se sinta mais segura para sorrir usando aparelho, não recomendo que você o use pra sempre. Ele tem um motivo de ser, e a sua permanência dificulta muito a higienização. Por mais que você se esforce, é um fator dificultador. Se você quer usar aparelho novamente, talvez seja o caso de considerar a possibilidade de fazer a cirurgia ortognática e resolver o problema de vez. Aí você poderia sorrir sem precisar do aparelho.

  274. Oi doutora estou aqui de novo pra corrigir a pergunta que eu te fiz, meus dentes de cima são todos para frente e os de baixo são mais para trás, e quando dou um sorriso só aparece os de cima e os de baixo não, e queria saber se eu preciso usar aparelho. Eu acho que tenho a mordida aberta anterior, mais eu nunca chupei dedo e chupei chupeta muito pouco, então queria saber se vou precisar de aparelho sim ou não?

    1. Luana, isso que você descreveu (os dentes de cima cobrirem os de baixo no sorriso) se chama mordida profunda, e é exatamente o oposto da mordida aberta anterior. Se você quiser corrigir esse problema, certamente terá que usar aparelho fixo.

  275. Oi doutora, eu tenho meus dentes certos no alinhamento mais os de cima são mais pra frente dos de baixo eu gostaria de saber se preciso usar aparelho pois eu queria muito.

    1. Oi Luana! Se você quiser corrigir essa projeção dos seus dentes superiores certamente terá que usar aparelho fixo. Procure um ortodontista e faça uma avaliação.

    1. Dandara, não impede. Mas como a função da grade é reeducar o posicionamento da sua língua, ela vai ficar no caminho e pode atrapalhar um pouco sim. Aí vai da vontade e da criatividade do casal… 🙂

  276. Doutora , tenho a tal da mordida profunda , meus dentes de cima os dois domeio são mais na frente do que os outros, cobrem os dentes debaixo que tbm sou um pouco tortos não muito, eu já tenho 15 anos. Tenho muita vontade de usar aparelho logo, pois quero ter um sorriso bonito, rs
    Mas eu ainda tenho 2 dentes de leite, 1 na parte de cima e outro na parte de baixo, eles são na mesma direção, é o terceiro dente, num sei de entendeu mas eu vi aqui, é o terceiro dente kkk,
    eu queria saber se eu posso colocar aparelho logo? Não aguento mais, tenho muita vergonha do meu sorriso, meus dentes não são muiito tortos mas não me sinto bem ao sorrir ;xx
    Aah mais uma pergunta: eu teria que usar aquele aparelho feio “aparelho extra-bucal” (AEB) eu acho né? Pois o meu problema é da mordida profunda.

    1. Lorena, aos 15 anos você já não deveria ter dentes de leite. Pelo que você me descreveu, “o terceiro dente” deve ser o canino, e acontece muito dos caninos permanentes não nascerem por estarem mal posicionados dentro do osso. Aí os dentes de leite correspondentes não caem na época certa.

      Eu acho que você devia procurar um ortodontista para fazer uma avaliação e alguns exames. Uma radiografia panorâmica pode mostrar onde estão os seus caninos permanentes, e até se eles nem existem (o que pode acontecer também). A partir daí, é possível planejar o seu tratamento.

      O AEB é usado para fazer os molares encaixarem do jeito certo lá atrás, mas existem outras formas de se fazer isso também. Se você tiver que usá-lo (ou outro aparelho que faça isso) não será por causa do mordida profunda.

  277. Oii, estou usando aparelho fixo na parte superior tem 2 meses e 1 mes eu estou usando o aparelho extra oral, de uns dias para ca meu maxilar esta dando uns estalos, eu tenho ATM, ele ta doendo e depois ele sai do lugar e volta, só que ta toda hora ,o aparelho extra oral hora ajuda nesse caso ?? Ou não?
    Tem como tratar de atm mesmo usando aparelho fixo?
    Obrigada.

    1. Micaella, o aparelho extra-bucal serve pra fazer os molares encaixarem direitinho. Partindo desse princípio, qualquer melhora na forma que você morde pode ser benéfica para a sua ATM (articulação temporomandibular). O aparelho fixo tem essa função também, tanto de alinhar os dentes quanto de solucionar problemas de mordida. Ou seja: dá pra tratar DTM (disfunção temporomandibular) usando aparelho e o próprio aparelho faz parte do tratamento.

  278. Dra Ana, o que acha sobre clareamento dos dentes? Achoo lindo e tenho vontade de fazer, mas tem muita gente que fala mal…ou por voltarem ao normal, ou por despertar sensibilidade nos dentes, ou até por comprometer os dentes, podendo causar cárie…
    Desculpa o abuso de novo, rs…
    GRATA.

    1. Acho que, se feito sem exagero, só traz benefício. Seguindo as orientações do dentista, não há porque ter problemas (até porque, se houver, ele mesmo interromperá o processo). Sim, depois de um tempo a tendência é dos dentes irem perdendo o efeito do clareamento (1 ou 2 anos). Ainda, nem todo paciente responde da mesma forma ao tratamento, ou seja, em uns clareia mais e em outros menos. A sensibilidade durante um clareamento (e no dia seguinte) é comum e esperada, mas ela vai embora logo em seguida e alguns pacientes não sentem nenhum tipo de sensibilidade. Veja esse post, acho que pode esclarecer outras dúvidas suas: https://medodedentista.com.br/2011/04/clareamento-dental-um-guia.html

  279. Dr. Ana, bom dia…
    Primeiro lhe parabenizo pelo trabalho…amei o blog !!!
    Eu uso aparelho a 9 meses (tenho hoje 20 anos), e tinha uma leve separação dos dentes da frente ( os 2 incisivos superiores), que logo no segundo mês fechou…mas também tenho mordida aberta..não possuo dentes tortos, e para o povo mais leigo, não tenho problema mais nenhum … meu dentista ta pensando em colocar grade, porque acha que eu empurro meus dentes com a língua e taria retardando o tratamento..o que acha? Quanto tempo levaria com a grade? Teria que levar até o final do tratamento? Tenho medo de usar …
    Desde já, agradeço.

    1. Obrigada, Mariane. 🙂

      Se realmente você usa a língua para empurrar os dentes da frente, a grade é uma forma de “educar” você para eliminar esse hábito. Não dói, mas incomoda, porque obriga sua língua a ocupar uma posição menos confortável. Mas é uma tentativa válida.

      O tempo de uso varia, depende do tempo que você levará para abandonar o hábito. Qualquer outra dúvida, fico à disposição.

      1. Muito obrigada Ana ! 🙂
        E como o dentista saberá que eu realmente abandonei o hábito? Normalmente leva quanto tempo com a grade? Mais que um ano?
        Já visitei vários blogs, sites e vídeos…me interessei muito pela área de ortodontia depois que coloquei aparelho, e vi em você um diferencial: pela atenção, incentivo e honestidade levando ainda numa linguagem acessível às pessoas.

        Sds

        1. Obrigada mais uma vez. 🙂

          Dá pra saber pelo exame clínico e pelo seu próprio relato. Ainda, se a grade for removida e você insistir com a interposição lingual, é porque não era hora de tirar… 😉 Não acho que leve mais de um ano não, é questão de poucos meses, mas varia, claro, de paciente para paciente.

  280. Oi, eu uso aparelho extra-oral, os elasticos devem ser trocados em quantos dias, aquele que prende e vai até o pescoço???
    A banda do aparelho fixo pode ter mais de um acessorio? Na minha banda tem um que é por dentro da boca , na parte superior.
    Pode ser que o dentista vai colocar um aparelho no ceu da boca? Ou não?

    Aguardo resposta.
    Obrigada.

    1. Oi Maria. A frequência de troca dos elásticos depende da recomendação do seu ortodontista, seria melhor perguntar pra ele. Sim, as bandas podem ter mais de um acessório, depende da movimentação planejada. Se você vai usar aparelho no céu da boca não tenho como saber, só examinando você. Todas essas perguntas você pode fazer diretamente ao seu dentista. Como ele já a examinou e tem os seus exames, saberá responder com maiores detalhes.

  281. Ana adorei o seu blogg e tenho mais uma pergunta a fazer,eu tenho dois dentes de cima q são bem tortos e aparece pq é bem na frente no caso euu teriaa q usar aparelho ?

    1. Obrigada, Luani. 🙂

      Existem outras formas de tirar a aparência de dentes tortos, mas a menos invasiva (porque não necessita de desgastes e preparos nos dentes) é o aparelho ortodôntico. Portanto, se seus dentes estão tortos e você pretende corrigí-los, certamente terá que usar aparelho fixo. Existem outros tipos de aparelhos também, como o Invisalign (que é removível), mas o custo ainda é muito alto aqui no Brasil.

  282. Oiee Ana, estou aqui de novo, deixa eu te falar eu estou com 1 dente mole e é o ultimo, no caso eu teria q esperar ele crescer para colocar aparelho? =S

    1. Para colocar aparelho fixo, sim. Em questão de alguns meses o seu dente de leite deve cair e o permanente nascer, e aí você coloca o aparelho. É melhor porque esperar esse dente nascer já de aparelho só iria aumentar o tempo de tratamento. Mas o ideal, de qualquer forma, é fazer uma avaliação com um ortodontista para ser orientada com relação ao seu caso em específico.

  283. Olá Ana, meus dentes são tortos e eu tenho 12 anos e meus pais so querem por aparelho em mim quando eu fizer 15 anos, eles estão certos? Obrigada 😀

    1. Luani, do ponto de vista odontológico, se você já tiver todos os dentes permanentes, não há porque esperar. Se o seu tratamento for demorar 2 anos, por exemplo, e você colocar aparelho aos 12, tira aos 14. Se colocar aos 15, tira aos 17. Ou seja, quanto antes melhor. Além disso, quanto mais novo é o paciente, mas rápido costuma ser o tratamento (não é sempre assim, mas há uma tendência). 🙂

  284. Olá
    Ana, eu fui ao dentista e ele abiturou o meu dente, eu paguei 300 reais pra arrumar o dente mais depois de 4 meses o dente que ele reformou saiu, se eu for ao dentista ele arrumará o meu dente ou terei que pagar para arrumar novamente.

    1. Phillype, é difícil “dar garantia” em Odontologia, o que costuma imperar é o bom senso. A gente nunca tem certeza dos hábitos do paciente, se ele efetivamente contribuiu para uma restauração cair ou não. De qualquer forma, um prazo razoável é o de 3 meses após o procedimento. O ideal é que você procure o seu dentista e converse com ele. Dependendo do que tenha acontecido, pode ser que esse prazo nem se aplique. Ou talvez o custo, se houver, não equivalha ao valor total da restauração que você fez. Ou seja: conversem e cheguem a um denominador comum.

  285. Uhum… é por que ela disse que ela nao ia fazer extraçao porque minha boca e grande e isso deixaria a minha face feia… Ai ela resolveu nao extrair. Os meus cisos ja nasceram e ela disse que ta tudo bem, nao tem problema. Eu queria saber se ela ainda vai empurrar os dentes de baixo um pouco para tras e os de cima para tras tbm… Eu usei uns elasticos que ficam no canino de cima e na banda de baixo uns tres meses, ai agora ela tirou e so faz desgates nos dentes de baixo… Ah, mais uma coisinha: na epoca que eu botei o aparelho (2008) minha dentista so fez o molde, nao tirou radiografia nem paronamica, pois ela disse que queria começar o tratamento o mas rapido possivel. Isso impede de o tratamento ser bem sucedido?

    1. Realmente, a extração dentária, se não for bem planejada, pode alterar o perfil da pessoa. Os desgastes que você relata são feitos exatamente para ganhar espaço para puxar os dentes para trás.

      Não tirar radiografia no início do tratamento não impede o seu sucesso necessariamente. Mas é importante fazê-lo para garantir a sua saúde, planejar o tratamento e para o bom andamento do mesmo.

  286. Oii… gostaria de saber por quanto tempo eu vou usar essa aparelho chamado: grade lingual, ele é muito ruim. Tenho os dentes de cima pra frente, mais confesso que era mais feliz quando não usava aparelho, ou quando utilizava só o aparelho, sem essa grade lingual. Tem como utilizar o aparelho sem a grade lingual ? Beeeeijos

    1. Tayrine, a grade lingual é uma forma de “educar” a sua língua, digamos assim. Seu ortodontista deve ter diagnosticado que os seus dentes são para frente porque você empurra eles com a língua. Por isso, a grade lingual. Pode tirar? Pode. Mas se você não eliminar esse hábito, seus dentes, após a remoção do aparelho, vão voltar lá pra frente, porque você vai continuar empurrando eles. Entendeu a necessidade?

      É chato, mas acredito que o benefício é maior que a chatice. 🙂

      1. Hum .. entendo, mais é muito chato. Sinto mais dores do que antes. Não consigo comer de jeito nenhum, dói muito pra comer e pra engolir tenho muita dificuldade. Sem contar a dor de cabeça 🙁 Não sei se continuo usando ou se vou tirar.

        1. Converse com o seu ortodontista a respeito. Quem sabe vocês não acham uma outra solução para eliminar esse seu hábito? A colaboração de um fonoaudiólogo poderia ser muito útil…

  287. Ola Ana, meu nome é Carla tenho 19 anos, uso aparelho desde os meu 16 anos, tenho mordida aberta e isso desfigurou minha boca. Eu sou negra e tenho os labios grossos, por causa dos meus dentes sofri muito na adolescência com apelidos maldosos como beiçuda, bocao e as pessoas me achavam feia, e eu tbm de fato. Aí quando foi em 2008 coloquei aparelho, bom graças a Deus tenho visto resultados, mas o que me incomoda é o meu perfil, ele ta muito protruido e isso ta me incomodando bastante. Agora eu to na fase de usar uns elasticos que ficam presos no canino, perguntei a minha dentista se esta perto do final, ela disse que tava, mas acho que ela falou isso so para me agradar, ela falou de um jeito… Mas eu queria saber se meu perfil vai ficar retinho e se vai diminuir um pouco meu beiço? A pessoa fica realmente mais bonita quando tira o aparelho, porque eu ainda to meio dentuça sabe, e ano que vem eu vou pra faculdade, mas minha autoestima ta horrivel, tudo que eu quero é que minha boca fique menor e meu perfil melhor.

    1. Carla, é difícil saber se o seu tratamento está próximo de terminar, porque cada caso é um caso. Se sua dentista disse isso, vamos acreditar nela, né?! 😉

      O uso do próprio aparelho ortodôntico costuma deixar o perfil da pessoa mais pra frente, porque os bráquetes tomam espaço. Então, ao remover o aparelho, a impressão é que os dentes vêm até mais pra trás (fora que o aparelho serve, no seu caso, exatamente pra trazer os dentes para trás, não é?!)

      Se você vai ficar menos “dentuça” e o seu perfil vai melhorar? Sem dúvida. Se vai ficar exatamente como você quer? Não sei. Isso porque, quando o tratamento não é feito com extrações, tem-se que trabalhar com o espaço disponível, e trazer os dentes para trás demanda espaço. Ou seja, seus dentes ficarão o máximo para trás POSSÍVEL, dado o espaço disponível.

  288. Olá.

    Tenho 30 anos. Paciente com sobremordida classe II bastante acentuada e incisivos superiores bastante expostos. Estou usando o quadrihélice há um mês. Já foi feita a instalação do fixo também (há um mês na arcada superior e ontem na arcada inferior). Ainda estou sofrendo com as dorezinhas dos primeiros dias.

    Coloquei a borrachinha cinza e ontem foi feita a troca – mantive o cinza. Hoje ela está esverdeada (muito provavelmente reagiu com o corante de algum alimento que consumi). Eu pretendia levar o tratamento inteiro com a borrachinha cinza e discreta (devido à minha idade), mas acho que vou começar a ousar um pouquinho a partir do mês que vem. 🙂

    Abraços e parabéns pelo blog.

    1. Nanda, tem uma borrachinha cinza, que é meio prateada na verdade, que fica esverdeada rápido. Existem outros tons de cinza e outras marcas, que não pigmentam. De qualquer forma, tente outras cores… é bem divertido! Também usei aparelho e gostava de mudar de vez em quando. Abraço!

  289. Olá eu tenho dentes tortos nos dentes de baixo e os de cima são retos será que e preciso usar aparelhos?
    a e já fiz abituração em um dente de cima.

    1. Oi Jhonas! Caso você queira corrigir os dentes tortos, certamente terá que usar aparelho. E mesmo que apenas os dentes de baixo sejam tortos, você certamente usará tanto em cima quanto embaixo, pois é preciso que os dois arcos “se encaixem”… às vezes não é só uma questão de dentes tortos (estética) mas de corrigir algum problema de mordida também. Abraço!

  290. Oi eu queria saber se eu preciso usar aparelhos porque tenho os dentes de baixo tortos e os dentes de cima muito separados um dos outros, ai eu queria saber se eu preciso colocar?

    1. Oi Joabe, o ideal é fazer uma avaliação com um ortodontista. Mas pelo seu relato, se você quiser corrigir esses problemas terá que usar aparelho fixo sim. Abraço!

  291. Eu coloquei aparelho já tem uma semana porque meus dentes são tortos.
    Eu sofria muito na escola com os meninos me xingando, mas coloquei aparelho pra melhorar. Meu irmão também quer colocar, ele tem dentes podres, tem 14 anos, tem como ele usar?

    1. Oi Nayara! Seu irmão precisa ser avaliado por um ortodontista para verificar a necessidade dele usar aparelho. Se o ortodontista avaliar que sim, ele pode usar. Porém, primeiro ele deve passar por um tratamento para arrumar todos os dentes “estragados” que ele tiver, senão não é possível colocar o aparelho.

  292. Adorei o post… muito bom e “não cansativo de ler”, um resumo ótimo… bom no meu caso meu pai tem os dentes certos mas são grandes e lindos (aquele sorriso largo), já a minha mãe tem a boca pequena e os dentes inferiores tortos, acho que tem a ver comigo (genética acho…), nunca me incomodei muito e estava satisfeita com minha aparência até começar a sentir dores ao mastigar, fui no dentista há dois meses atrás, coloquei aparelho e já estou percebendo a diferença nos dentes de cima principalmente os dois principais da frente, tive que arrancar dois dentes, não sinto dores com o aparelho e ele não me incomoda e nem provoca ferimentos, sempre tive cuidado ao comer, estou feliz… no momento ando meio preucupada com os dentes inferiores, daqui a 2 dias vou colocar a parte de inferior do aparelho… como é a desgastagem dos dentes??? Os meus dentes inferiores são pequenos (minha boca é pequena) tenho medo, dói muito???
    Rafaelle, 18 anos

    1. Rafaelle, os desgastes (que a gente chama de stripping ou slicing) são bem pequenos, se restringem ao esmalte dentário (a primeira camada do dente), e são feitos entre os dentes para ganhar espaço e poder alinhá-los todos no arco. Não é um procedimento doloroso, justamente pelo desgaste ser bem superficial. Ele é feito com lixas manuais ou com discos que são usados em baixa rotação. Fique tranquila! 🙂

  293. Meus dentes são tortos e a parte de cima é para a frente, isso me incomoda muito, meu pai vai me levar no dentista hoje para ver qual aparelho vou usar, você poderia dizer qual seria? Tenho 12 anos.

    1. Leticia, depende de um exame pra se ter certeza, mas possivelmente você usará um aparelho fixo (aquele que os bráquetes são colados nos dentes). Pode ser que você precise usar, junto com esse, algum outro aparelhinho auxiliar.

  294. Obrigada pela sua resposta animadora e reconfortante. Gostava de lhe enviar umas fotos do meu sorriso, como poderei faze-lo?
    Muito obrigada.

  295. Olá,

    Sou uma mulher feia. Comecei a achar-me feia desde que conheci uma pessoa que me disse que os meus dentes sao horriveis e nao sabe como os meus pais permitiram que eu tivesse ficado assim e nao tivesse usado aparelho. Sao tortos e saidos para a frente.
    Ja fui a um ortodontista que me disse que so com cirurgia, Um outro disse-me que sem cirurgia poderia resolver ma havia perigo de ficar na mesma,

    Queria tanto ter um sorriso perfeito……….

    1. Poxa, Ines… não fale assim! Não mude a sua opinião sobre sua própria aparência porque alguém achou que você é feia. Ninguém é unanimidade, nem por ser belo, nem por não ser. Mesmo que o seu caso seja cirúrgico e você opte por não se submeter à cirurgia, sempre é possível um tratamento compensatório. Acredite: não vai ficar na mesma e pode melhorar MUITO. Vale a pena tentar!

      E saiba que sorrisos perfeitos não existem… são as imperfeições, grandes ou pequenas, que nos fazem humanos. Abraço e obrigada pela visita! 🙂

  296. Olá !
    Tenho 19 anos e coloquei o aparelho fixo auto-ligado tem só 13 dias , coloquei só o de cima primeiro,
    mes que vem colocarei o de baixo . Gostaria de saber algumas duvidas !!
    Já era para mim ter colocado aparelho a muito tempo atras já, só que agora que tive tempo
    para colocar, meus dentes da frente são um pouco para frentes e minha mordida é ruim , na minha
    documentação deu ATM e oclusão Classe II , vou ter que usar o extra-oral !
    O aparelho extra-oral é a mesma coisa que extra bucal ??
    Como que é o aparelho extra-oral?
    Como funciona?
    Nas primeiras semanas com o aparelho fixo os dentes ja começam a se movimentar? O aparelho vai mudando a posição
    dos dentes ?
    É normal ter a sensação que os brackets vão descendo ou são os dentes da frente que estão descendo??
    A alimentação quanto tempo que leva para a gente a comer normalmente?
    Muito obrigada !!
    Aguardo sua resposta .
    🙂

    1. Oi Micaella!

      Aparelho extra-oral e extra-bucal é a mesma coisa sim. Ele serve para movimentar o seu molar superior para trás e transformar o encaixe da sua mordida lá atrás, que é classe II, em classe I. Depois de 10 horas usando aparelho os seus dentes já começam a se movimentar, e vão mudando de posição e se alinhando. A impressão dos bráquetes “descendo” é só uma sensação mesmo, na verdade são os dentes que estão se movendo.

      Se não houver dor ou desconforto, você pode comer normalmente. Você pode comer de tudo, não há proibições, mas, claro, é preciso bom senso para não comer alimentos muito duros e/ou pegajosos, sob pena de quebrar o aparelho ou soltar algum bráquete.

      Qualquer outra dúvida, fico à disposição. 🙂

    1. Oi Luís, quase certeza que sim. Porém seu tratamento provavelmente seria muito rápido, já que a correção seria pequena. Tratamentos ortodônticos costumam sempre ter uma pequena recidiva, ou seja, uma acomodação dos dentes depois que se pára de usar as contenções.

  297. Oi!

    Eu usei aparelho durante 3 anos e meio. Hoje, 7 anos depois 2 dentes da mandíbula inferior ficaram um pouco tortos e eu queria corrigir. Terei de usar novamente aparelho fixo para corrigir a situação, ou existe outra solução?

    Muito Obrigado

  298. Ana, obrigada pela resposta ! Mas minha mãe parece não enxergar o meu problema e insiste em dizer que eu não preciso usar aparelho fixo, como posso convence-la ?

    1. Não é que ela não ache que você precisa… ela não quer é gastar dinheiro com isso ;). E acha, provavelmente, que você quer usar aparelho porque “está na moda”…

      Eu acho que você deveria convidá-la a ir com você até um ortodontista pra fazer uma avaliação (afinal, é só uma avaliação, né?!). Lá ele vai explicar os problemas de mordida que você tem e aí você ganha argumentos sólidos, deixa de ser apenas “vontade de usar aparelho”, entende? Fico aqui torcendo… 🙂

  299. Bom, meus dentes de baixo são tortos, mas só um pouquinho. Quando eu sorrio meus dentes de cima cobrem os de baixo. Será que preciso usar aparelho fixo?

    1. Amanda, isso que você descreveu (os dentes de cima cobrindo os dentes de baixo) se chama “mordida profunda”. Se você tem a intenção se corrigir, só usando aparelho mesmo. Eu não diria que você precisa, principalmente se não houver nenhum sintoma associado (como dor). Fica a seu critério e do dentista. Procure um ortodontista e faça uma avaliação!

  300. Oi, bem eu tenho 26 anos,e já usei aparelho ortodôntico em duas ocasiões, num total de 3 anos. Quero fazer tratamento de novo, mas por uma questão puramente estética, pois quero ter o melhor sorriso que puder ser alcançado. Porém tenho tido dificuldades de achar um profissional de confiança, já fui em vários e diferem demais, tanto em diagnóstico quanto em método de tratamento. Vários foram os diagnósticos, retração gengival, apinhamento, retração mandibular, falta de espaço (fazer extração), mordida profunda, atm… e por ai vai. O último que eu fui me recomendou a OFM (ortopedia funcional dos maxilares), com aparelho removível. O que você acha desse método em adultos? É eficiente? Ele atende meu principal anseio, que é estética, harmonia e alinhamento dentário? Grato.

    1. Thiago, a OFM é mais efetiva em pacientes em idade de crescimento, mas pode beneficiar sim pacientes já adultos. Acho que você deve estar ciente das limitações, mas se eu fosse você tentaria. Melhoraria, também, a parte estética, sua intenção.

    1. Oi Gabriel!

      O aparelho fixo geralmente só é instalado após o nascimento de todos os dentes permanentes. Se os seus dentes estão tortos e você pretende corrigí-los, certamente terá que usar aparelho fixo. Mas pra ter certeza, só fazendo uma avaliação com um ortodontista. Você não precisa ter vergonha de dizer pra sua mãe que quer usar aparelho. Mas lembre-se: não é uma questão de querer, e sim de precisar. Diga pra ela que você acha que PRECISA porque os dentes estão tortos. Aí peça pra ela te levar pra fazer uma consulta.

      Fico muito feliz que você não tenha medo de dentista! Beijão! 🙂

  301. dra.eu tenho vergonha de dizer pra minha mae q eu quero usar aparelho. o q eu faço????????
    eu quero muuuuittooooooo
    ! bjs

  302. tambem durante a minha infancia ate os 9 anos(hoje tenho11)lembro me que tinha pavor de aparelho.mas apos os dez anos comecei a ter vontade de usar pq os dentes entortaram e eu axei legal,..vc axa q eu tenho q usar aparelho? hein ana
    ????

  303. aki eu quero usar o aparelho mas nao sei se devo.vc indica o aparelho a pessoas q ainda tenham alguns dentes de leite?

  304. Dr. Ana Tokus, estou usando aparelho a exatamente 3 meses e na terceira manutenção a dentista colocou os levantes, 05 bolinhas de resina atrás dos dentes superiores da frente, e colou o aparelho na parte inferior, mais não colou as bandas, disse que uns dias antes da proxima manutenção ela vai afastar a mordida com borrachinhas e na manutenção colar as bandas, e ainda tenho os 4 cisos! O que a Senhora tem para me dizer sobre o metodo que ela usou, sobre as 05 bolinhas de resina, e como esta indo o tratamento até agoRA? E estou agoniado, pois não consigo comer, e ela disse que são aproximadamente 2 anos e meio de tratamento, imagina 2 anos com estas bolinhas.
    Me ajude!
    Obrigado!

    1. Felipe, o método que ela utilizou é legítimo. Existem outras formas de se fazer esse levante também, e ele é necessário quando não há espaço suficiente para colar a parte de baixo do aparelho. Atrapalha pra comer sim, mas é uma questão de hábito e adaptação. Esses levantes não serão mais necessários quando for possível colar a parte de baixo, e não permanecerão durante todo o tempo de tratamento.

      1. Olá! Estou passando pelo mesmo problema, só que com bolinhas de resina nos dentes inferiores de tras (penúltimo e antepenúltimo). Coloquei o aparelho transparente de cerâmica há uma semana. Foi colocado as bolinhas de resina e a orto chamou de “ponte”, para que eu não batesse com os dentes de cima e arrancasse os aparelhos de baixo. A ortodontista colocou uma de cada lado, mas fui a uma outra dentista amiga e ela acrescentou mais uma de cada lado ja que tava doendo muito e ela, que não é orto, adaptou. Esse é o único modo de fazer ou há outra forma sem as pontes? Terei que passar todo tempo com isso? Posso sugerir que ela baixe mais o inferior? Não poder mastigar com meus dentes está muuuuito ruim.

        1. Renata, se você tem mordida profunda não tem jeito: pra instalar a parte de baixo do aparelho, só com o levante (a “ponte”, como você disse). Isso pode ser feito também através de outros dispositivos, como pecinhas que são coladas atrás dos incisivos superiores e até com aparelhos removíveis. Mas “baixar” não vai dar… porque aí seus dentes de cima bateriam nos bráquetes de baixo, o que os faria descolar. O levante serve pra isso mesmo, pra manter a sua mordida aberta enquanto se resolve o problema da mordida profunda. Isso resolvido (o que leva alguns meses), é possível remover as bolinhas de resina.

  305. Ooooi, meus dentes da frente eles são tortos e pra frente, como se não tivessem espaço, eu queria usar o fixo, mas tenho medo que se eu ir num dentista ele vai mandar eu usar aqueles lá, que parecem ferraduras. Obrigada.

    1. Paula, aquele aparelho se chama “aparelho extra-bucal” (AEB) e serve para ajudar a encaixar os molares de forma correta. Ele é muito eficiente, mas muitos pacientes realmente não gostam nem de pensar em usá-lo. Felizmente, existem opções intra-bucais também para fazer a mesma movimentação, portanto o dentista certamente não irá “mandá-la” usar o AEB. De qualquer forma, nós nem sabemos se você precisaria usá-lo, não é mesmo? Procure um ortodontista e faça uma avaliação!

  306. Boa tarde!
    Tenho os dentes certinhos, mais tive que tirar um dente de cada lado, aí a dentista disse q com o aparelho, dava para enpurrar e tentar tampar esses buraquinho, e minha mordida é errada. Minha dúvida é se com o aparelho vai danificar os meus dentes da frente que são muitos bonitos e certos, estou com medo, e estou em duvida se tiro ou não.
    Por favor me responda, tem como ela empurrar os dentes de trás pra frente, sem danificar os meus dentes certos?

    1. Paola, se a sua dentista avaliou que é possível fechar esses espaços, não há com o que se preocupar. O tratamento ortodôntico visa, além de melhorar a estética, consertar a mordida do paciente. Se os seus dentes da frente já estão alinhados continuarão assim, mesmo que os outros sejam puxados para fechar os espaços das extrações.

      1. Obrigada, agora estou mais tranquila, parabéns pelo seu trabalho e por tirar nossas dúvidas.
        Um abraço.

  307. Acho que o meu e osseo tbm + e pouco , não tenho grande d+ , + msm assim so quero corrigir mordida =/ quero evitar cirurgia ,os meus dentes de cima os 4 são meio para tras por isso eu acho que da para impurrar ae arruma ‘ -‘

  308. Só mais uma coisa, quantos dias leva pra colocar o aparelho desde o dia que fizer os exames? E assim, quanto mais ou menos é o preço dos exames, aqui eu sei quanto é a manutenção, acabei de fazer tratamento nos meus dentes, fiz tudo, só falta a limpeza que já ta marcada. Espero que me responda . :*

    1. Depende muito, Giselly… geralmente os laboratórios de radiologia pedem pelo menos 1 semana para deixar pronta a documentação completa e enviar para o ortodontista. Aí, com os exames em mãos, já é possível instalar o aparelho. Com relação a preços, também é muito variável. Aqui em Curitiba, conheço laboratórios que cobram de R$ 90,00 a R$ 200,00. Depende do tipo de documentação também, se básica ou mais completa.

  309. Eu acho que não preciso usar aparelho, meu dentes são um pouco grandes e um pouco para a frente, quero muito usar aparelho mais não sei o que digo pra minha dentista, tenho medo dela dizer que não vai colocar, o que digo? Tipo, ACHO QUE NÃO PRECISO, mas pode né colocar mesmo assim sem precisar?

    1. Giselly, se considerarmos que a maioria esmagadora das pessoas não tem um sorriso perfeito, com dentes alinhados e mordida totalmente correta, é muito pequeno o número de pessoas que não precisaria usar aparelho se o objetivo for a perfeição. Mas eu acho que o que determina se um paciente precisa ou não usar aparelho é a necessidade do próprio paciente, tanto física quanto psicológica/emocional. Se os seus dentes são “um pouco pra frente” e isso incomoda você, diga isso para a sua dentista. Se houver como melhorar o seu sorriso, de forma a deixá-la mais satisfeita, eis o seu motivo para colocar aparelho. Apenas lembre-se: aparelho não é enfeite e seu uso requer responsabilidade com a higienização.

  310. Olha, os meus do lado tão certos, são mais ou menos. Os 4 de cima estão pra trás, mas eu tenho só 16 anos, acho que não vou crescer mais.

    1. Douglas, você está em fase de crescimento sim! O que é preciso verificar é o espaço que você tem (ou se falta espaço) e se você também tem problema na parte óssea. Ou seja, talvez não seja apenas uma questão de dentes desalinhados mas de uma estrutura óssea desfavorável. Às vezes o problema não é só “dentes”.

  311. Eu tenho os dentes de baixo um pouco para frente, mas não quero fazer cirurgia. Quero mover os 4 de cima um pouco para frente e os de baixo um pouco para trás. ‘-‘

    1. Douglas, converse com o seu ortodontista a respeito. Isso quase sempre é possível, mas é preciso verificar se há espaço suficiente principalmente para trazer os dentes de baixo para trás.

  312. Dra., é verdade que mesmo anos depois do uso do aparelho, se parar o uso do aparelho móvel os dentes podem entortar novamente? E sobre o aparelho móvel, tanto o de cima como o de baixo, eles são por um certo tempo ou é para sempre, pois um técnico em Odonto me falou isso e pensei, NOSSA !!! pura ilusão então ???

    Obrigada!

    1. Bruna, isso é “mais ou menos verdade” :). Depois que o aparelho fixo é removido, os dentes têm uma tendência a se reacomodarem, ou seja, acharem uma posição “confortável” pra eles. Por isso é importante usar o aparelho removível, pra minimizar esse efeito. Se os dentes entortam de novo? Não, do jeito que era antes não. Mas pode haver sim uma pequena movimentação não desejada. A contenção superior deve ser usada por pelo menos 1 ano, mas não há problema nenhum se o paciente quiser continuar usando depois desse tempo (normalmente só para dormir). A contenção inferior, que é geralmente fixa, deve ficar o máximo possível. Eu tenho a minha até hoje :). Mas é importante que ela fique lá pelo menos até que se complete o crescimento terminal da mandíbula, o que acontece entre os 22 e 24 anos.

  313. Tenho dentes tortos, mas tenho muito medo de dentista, ou seja, tenho medo de por aparelho! Tenho vergonha quando vou sorrir, quanto custa em média um aparelho?

    1. Lene, não há como dizer pra você uma média de valor para um tratamento ortodôntico. Depende muito do paciente, do tipo de aparelho, da complexidade do tratamento. Faça uma avaliação com um ortodontista! Não precisa ter medo… ele só vai olhar seus dentes, para poder explicar melhor pra você quais problemas de mordida e/ou estéticos você tem.

      Com relação a valores, dê uma lida nesse texto: Quanto Custa um Aparelho Ortodôntico?

      Obrigada pela visita!

    2. Obrigada doutora, já estou procurando, fazendo os exames, tudo direitinho, se tudo der certo vou por as borrachinhas pra dar espaço semana que vem, vou ficar 3 semanas e depois vou por o aparelho. Não estou mais com tanto medo !!

  314. Olá Dra.
    Coloquei o aparelho, porém a Dra. colocou somente o superior pois tenho esse problema de mordida profunda, ela disse que iria levantar (erguer) primeiro os dentes, mas nao entendi, vai mudar o tamanho do meu dente? Pois jé tenho dentes bem pequenos e se isso acontecer eles irão sumir…

    Obrigada.

    1. Bruna, quando ela falou em “erguer” os seus dentes ela não quis dizer os dentes propriamente ditos, mas a sua mordida. Se ela colar os bráquetes nos seus dentes de baixo, considerando que você tem mordida profunda, quando você morder vai bater nos bráquetes e não nos dentes, e o aparelho quebraria toda hora. Ou seja, não há espaço para colar os bráquetes.

      Então, para criar esse espaço usa-se um “levante”, que é uma forma de não deixar você morder em cima dos bráquetes. O levante pode ser feito com duas bolinhas de resina que vão coladas na parte de cima dos seus dentes do fundo OU com o uso de pecinhas que são coladas atrás dos dentes superiores da frente OU com um aparelhinho removível. Portanto, não se preocupe: o tamanho dos seus dentes permanecerá o mesmo. 🙂

      1. Dra. Ana muito obrigada, vc me deixou bem mais aliviada, é muito legal mesmo termos um espaço onde podemos tirar nossas duvidas, pois o nome já diz tudo… hehehehe (medo de dentista) e quanto tempo aproximadamente esse tratamento leva? Eu acabei de ver um video no You Tube que fala sobre erguer a mordida superior e lá ta dizendo nao ser muito recomendável, pois pode “estragar” o sorriso, o que vc acha sobre isso Dra.?

        Obrigada!

        1. Obrigada, Bruna. Que bom que você está mais tranquila. 🙂

          Você sabe o link desse vídeo? Manda pra mim!

          1. Bruna, sempre que se faz um tratamento ortodôntico tem-se que considerar os efeitos dele no sorriso e na face do paciente. O vídeo que você citou faz considerações sobre isso… considerações essas que o ortodontista precisa fazer ao decidir por uma forma ou outra de “erguer” a mordida do paciente. A forma do vídeo é uma, “vestibularizar” os dentes (incliná-los para frente) é outra, eliminar uma curvatura (curva de Spee) que a gente tem na “altura” dos dentes da mandíbula é outra. Mas fique tranquila, esse é um problema do seu dentista.

            Quanto tempo leva pra erguer a mordida depende de uma série de fatores… da resposta do organismo do paciente ao tratamento, da forma como isso será feito. Se só a movimentação que o vídeo propõe resolver o caso, por exemplo, é algo rápido, alguns meses. Mas geralmente não é assim tão simples, e o tratamento combina essas formas que eu citei.

  315. Eu não uso aparelho, mais provavelmente irei usar, pois alguns de meus dentes são tortos e a parte de cima não se encaixa com o de baixo, esse problema é mto sério ? É preciso usar aparelho mesmo ? =)

    1. Carolina, eu não diria que é “sério”, porque depende da severidade do caso e se você tem sintomas (dor na articulação da mandíbula, por exemplo). Mas levando em conta que os seus dentes estão tortos e há um problema de mordida, se você quiser corrigir isso não tem jeito: só usando aparelho fixo mesmo. O ideal é agendar uma avaliação com um ortodontista, aí ele poderá explicar melhor pra você sobre o seu caso em específico.

  316. os meus dentes não são tão tortos assim mais quando eu li o post eu vi que um dos problemas que tava escrito era o meu, o da mordida aberta anterior, sera que eu preciso usar aparelho, se os meus dentes não forem tão tortos assim? e o problema da mordida aberta anterior é muito grave?

    1. Lidia, se você quiser corrigir sua mordida aberta anterior, só com aparelho fixo mesmo. Eu não digo que você PRECISE usar aparelho, até porque esteticamente você me parece satisfeita. Mas quando não se morde com os dentes da frente, você acaba tranferindo toda a carga para os dentes de trás, sobrecarregando-os. Isso não quer dizer que você terá algum tipo de problema agora ou no futuro, mas é um fator predisponente pra isso. Se você não tem nenhuma sintomatologia dolorosa ou problema de ATM (a articulação da mandíbula), fique tranquila. Mas, na dúvida, faça uma avaliação com um ortodontista. 🙂

  317. boas os meus dentes de baixo quando cerro os dentes ficam tapados, e os de cima nao coencidem com os de baixo, será que preciso de usar aparelho dentário? Ajudem

    1. Provavelmente o que você descreve é uma mordida profunda, que acontece quando os dentes superiores escondem os inferiores quando se morde. Os dentes de cima, ainda, não devem morder “de topo” (coincidindo, como você disse) com os de baixo, e sim por fora deles. Como se os de cima fossem a tampa e os de baixo a panela.

      E, para resolver a mordida profunda, só usando aparelho fixo mesmo. Faça uma avaliação com um ortodontista! 🙂

  318. olha , os meus dentes de baixo são um pouco em cima do outro,mas bem pouco e todos os meus dentes,TODOS são meio deformados ,e eu perguntei a minha mãe se eu podia usar aparelho,mas ela diz que eu não preciso. então eu queria saber,se com esse problema,eu realmente preciso usar ?

    1. Rebecca, acho que não é nem uma questão de “precisar” usar aparelho. Se você acha que seus dentes estão tortos, se isso incomoda você, você pode usar para alinhá-los. Quando o paciente tem dentes tortos mas não está nem aí pra isso eu costumo dizer que ele não precisa de aparelho porque, esteticamente, ele está satisfeito. Quando há alguma questão oclusal (de mordida) envolvida, problemas na articulação, dor… aí é outra história. Aí eu diria que é uma necessidade.

      Converse com a sua mãe… tente convencê-la da sua insatisfação estética, de que isso não é pouca coisa. Fico aqui torcendo… 🙂

  319. cara, eu tenho o dente da frente torto…
    meio que em cima do outro, mas minha mãe não ve problema nisso, me sinto mal, não tenho vontade nem de sorrir, preciso que ela entenda isso!
    não sei mais o que fazer, amei o texto..

    1. Puxa Nati… complicado isso. É que pra ela não é tão importante quanto pra você… e aí deixa de ser prioridade. Converse com ela a respeito… diga o quanto você se sente mal, sem vontade de sorrir… que não é só sobre estética… que é sobre auto-estima. E se precisar, entre em contato. 🙂

      1. Dr. Ana eu tenho bruxismo e mordida profunda, mas minha mãe não entende ela fala que é normal, mas doi muito só de encostar os dentes, ela fala que pra resolver é só por um pano dentro da boca, fiz isso quase vomitei, ela fala que tem que por a lingua entre os dentes, fiz isso e mordi mionha lingua, ela fala que pra parar de ranger os dentes de noite é só querer mesmo sabendo que eu to dormindo ela fala isso!!! Ela nunca quer me levar no dentista até que eu chorei mais de 1 hora porque tava doendo ai ela decidiu me levar lá na ABEFI aqui em foz, mas não que pagar aparelho pra mordida profunda porque ela fala que os dentistas são todos iguais, todo mentem para ganhar dinheiro eu acredito nos dentistas é claro né, mas pode me mandar algumas dicas no meu e-mail, por gentileza? Eu tenho 13 anos!!! Desde já te agradeço!!!
        Lauriany, Foz do Iguaçu!!!!

        1. Oi Lauriany, esse negócio de convencer os pais da necessidade de usar aparelho é complicado mesmo… muitos deles, como a sua mãe, acham que é enfeite, moda, etc.. Em alguns casos o paciente só está com vontade mesmo, recebo centenas de comentários assim aqui no blog: “Quero por aparelho porque acho bonito”. Mas, no seu caso, a sua preocupação me parece legítima. Porém, se ela já escutou o opinião do dentista e continua nos achando (a todos) mentirosos, fica difícil de ajudar né?! Diga pra ela, e eu espero que ela acredite em mim, que chamar toda uma categoria profissional de mentirosa é generalizar e é muito feio. E que, por mais que eu repeite a opinião dela como mãe, ela não entende nada de Odontologia… portanto, não cabe a ela dizer se você precisa ou não de aparelho e como se cura bruxismo.
          Beijo, e obrigada pela visita! 🙂

  320. Amei o texto! Amo a Ortodontia e na época em que usei o aparelho ortodôntico, eu tinha 17 anos e não existiam as borrachinhas coloridas…eu usava somente de cor cinza!! Queridos colegas, não gosto que nos chamem de “trocadores de borrachinhas”, pois o termo nos banaliza ainda mais!! Abraços a todos.

  321. Sempreeeeeee bons seus textos! Tô esperando o próximo!
    Adivinha se o paciente não me ligou dizendo q a dor passou? hahahahaha
    bjo bjo bjo

  322. Legal o seu post! De uma maneira descontraída e leve conseguiu explicar um pouquinho desse assunto tão falado hoje em dia.
    Eu sou filha de dentista, mas nunca tive inclinação pra exercer a profissão. Usei aparelho a vida toda e fiz a cirurgia ortognática (classe 1). É fundamental que todos saibam que não é qualquer um que pode / deve fazer. O procedimento é MUITO caro, a recuperação é demorada, mas o resultado é fenomenal.
    O trabalho de vocês dentistas é lindo, parabéns!

    Eu não tenho medo de dentista 😀

    1. Fico feliz que tenha gostado, Luciana! Corajosa você, hein?! Ortognática não é moleza não…. Obrigada pela visita. Abraço! 🙂

        1. Se você quiser corrigi-los, sim Bruna. Mas se você estiver satisfeita com a sua aparência e não tiver nenhum sintoma doloroso associado, eu não diria que “precisa”. 🙂

          1. Camila, se você quiser corrigir esse problema vai precisar usar aparelho, sim. Agende uma avaliação com um ortodontista.

  323. Usei aparelho há exatos 10 anos. Até hoje sinto vontade de colocar de novo pra ficar trocando as borrachinhas 🙁 Na época da copa então, dá uma saudade…
    hahahahaha!

    1. Quer saber? Eu também adorava! E eu não era do tipo discreta não, meu negócio era pink, amarelo, laranjado… pena que não peguei nenhuma Copa enquanto usava aparelho…. mas, nos meus pacientes, coloquei muitos alastics verdes e amarelos durante a Copa… 😛

    2. Usei aparelho durante quatro anos, hoje sinto-me feliz com o sorriso que tenho. AMIGO sério mesmo, eu parecia o RONALDINHO. As vezes tbém sinto saudades.

  324. Quando eu era criança nunca quis colocar aparelho. Tive que colocar por necessidade mesmo. Mas, minha irmã era louca para usar. Depois constatou-se a necessidade dela usar tbém.
    Parabéns pelo post!
    bjsssssssssss

  325. Ana, muitas crianças querem colocar aparelho porque vêem os coleguinhas usando na escola. Sem contar que, muitas vezes, quem realmente quer são os pais!
    É claro que a gente, como profissional, tem que fazer uma avaliação pra ver a real necessidade. E convencer pais e filhos disso!
    Parabéns por mais um excelente post!

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista