Cárie é Inevitável!

Há muito tempo (nem tanto) :), quando eu ainda nem considerava a ideia de ser dentista, eu também pensava assim. Todo mundo tem cárie. Quem não tem, terá. Quem já teve, terá de novo. A maioria das pessoas vão ao dentista para contar o número de cáries que possuem e fechar os buraquinhos.

Se já faz um tempo da sua última visita ao dentista, você certamente tem uma cárie ou duas, certo? Pode ser. Mas pode não ser. E aí, quando não é, o cara se sente “o sortudo”.  Porém, ter ou não uma cárie não é SÓ uma questão de sorte. É mais uma questão de esforço, disciplina e técnica de higienização bucal adequada.

A cárie é um buraco que aparece no seu dente. Sim, é. Mas até ele aparecer, muita água rolou debaixo da ponte… ou debaixo do esmalte do seu dente. Quem é dentista com certeza já ouviu no consultório seu paciente reclamando de algum colega que fez “um buracão” onde só tinha um “buraquinho”, algo do tipo “eu fui no dentista do postinho pra tirar uma cárie pequenininha e ele desgastou meu dente inteiro”. Caros pacientes, isso não existe. Não há benefício algum nem pra você nem para o profissional de Odontologia em remover mais tecido do seu dente do que o necessário. O que acontece é que uma cárie pode parecer pequena por fora, mas ser enorme por dentro.

Deixe-me explicar de maneira simples como é que uma cárie se forma. A cárie é resultado da desmineralização dos tecidos de um dente por ação de ácidos provenientes do metabolismo bacteriano. Oi? Tá, essa não foi uma maneira simples. A maneira simples (e nojenta) vem agora: cárie é o tecido do seu dente derretendo por causa do cocô da bactéria :). Pelo menos é assim que a gente explica pras crianças

Os dentes são compostos de 3 partes principais: esmalte (a parte que brilha), dentina e polpa (a parte que dói, o “nervo”). Quando a sua boca se torna um ambiente muito ácido, o esmalte, que é a parte mais externa, e a dentina, que está logo abaixo do esmalte, são atacados de forma pontual e começam a desmineralizar, ou seja, amolecer. Só que às vezes aparece só um furinho no esmalte, por onde a invasão começa, e lá dentro da dentina a coisa fica feia. Sabe aquele dente que surpreendentemente se quebrou enquanto você mastigava uma folha de alface? Ele parecia inteirinho por fora, mas por dentro…

Por isso é tão importante manter a higiene bucal em dia, pra evitar que a sua boca se torne um ambiente favorável ao ataque bacteriano. Quando você escova os dentes, você “bagunça” a casa das bactérias, e elas têm que se organizar novamente pra poder atacar. E isso leva tempo. Quando elas estão prontas pra vingança, você escova os dentes novamente. Não há bactéria que aguente!

É normal ter bactérias na boca, não fique desesperado! Acredite, não há necessidade alguma de bochechar antissépticos bucais ardidos para que 99,9 % dos germes da sua boca entrem em coma alcoólico :). Muitos deles não fazem mal pra você, deixe eles lá, coitados! Mas existem alguns tipos de microrganismos diretamente responsáveis pelas cáries, e o vilão mais famoso da gang é o Streptococcus mutans. Safado.

Nunca se esqueça: uma cárie não tratada pode levar a um tratamento de canal (se a cárie chegar na polpa) e até à perda do dente! Mas, não desanime. Não há nada que uma escovação correta (e prévia!) não resolva… 🙂

É importante lembrar que, ao contrário do que uma famosa fabricante de produtos de higiene bucal prega, não existe proteção completa durante 12 horas. Você provavelmente fará um lanche em menos de 12 horas após a sua mais recente refeição, não?! Pois é… se comeu, escove os dentes e tire o sossego dos microrganismos que moram na sua boca. Não tem mágica… É GUERRA!

Tem um vídeo bem bacana sobre como a cárie se forma aqui. (em inglês)

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Dentística

Marcadores:

233 comentários

  1. Eu nao tenho muita sorte com dentes ou nasci com problema, pq eu escovo meus dentes 7 minutos d manha e antes d dormir e passo fio dental todos os dias e mesmo assim aparece carie, fico muito triste. Vejo outras pessoas escovam so 2 minutos e nem usam fio dental e nao tem carie ou se tem nao vao ao dentista. Se eu fico duas noites sem escovar pode saber q vai aparecer um trem preto no meu dente, agora tem gente q nem escova dente pra dormir. Nao sei se dessa vez a culpa foi porque eu usei aparelho dentario, mas acho muito estranho me dar carie assim.

    1. Quelem, nem sempre um “trem preto” 🙂 nos dentes é cárie… talvez seja só mancha, pois existem bactérias chamadas cromogênicas que fazem isso. Algumas pessoas têm essas bactérias e outras não tem. Enfim… procure um dentista pra avaliar e ver o que está acontecendo. De repente é isso.

  2. Olá, fui ao dentista como você falou, mas ele disse que eu não tenho cárie e meu dentes somente estão soltando lasquinhas, eu queria saber se isso pode ser erosão dentária mesmo sem eu consumir alimentos ácidos, tenho um pouco de azia as vezes, não sei se é refluxo, meus dentes não doem mas eu sinto uma coceira nas gengivas as vezes, outra dúvida que tenho também é em relação ao tempo de escovação após me alimentar, devo escovar o mais rápido possível depois que comer algo? Ou devo esperar algum tempo?

    1. Samuel, a erosão dentária é um desgaste químico, o esmalte dentário “dissolve”, digamos assim. Não espera que o dente “solte lasquinhas” nesse caso. Depois de comer, o ideal é esperar uns 30 minutos pra escovar os dentes, pra que o ambiente bucal não esteja tão ácido.

  3. Olá, eu tenho um trauma de dentista, faz 16 anos que não vou, e tenho metade do dente por causa da carie, e novamente está doendo os meus dentes, possivelmente pode ser carie de novo, se eu for no dentista o que irá fazer nos dentes ?

    1. Andressa, se a cárie não tiver atingido o canal, o dentista vai remover a cárie e restaurar o dentes. Se não, tem que tratar canal, antes. Quanto antes você for o dentista, menos a chance de “dar canal”.

        1. Certamente tem cárie, sim. Se faz tanto tempo que você não vai ao dentista, a cárie não foi removida. Mas a presença de cárie não indica, necessariamente, que seja preciso tratar canal. Depende da avaliação do dentista. É como eu disse, se a cárie não tiver atingido o canal, não precisa.

  4. Olá, ultimamente meus dentes tem aparecido pequeninos furos, porém não tem tonalidades escuras, é como se estivesse saindo pequeninos pedaços, e também meus dentes não doem, e esse pedaços estão saindo da parte superior do dente, fui ao dentista e ele falou que meu dente não tem cárie, ele só está quebrando, será que meus dentes estão fracos por falta de alguma vitamina? Ou será que eles tem alguma cárie interna gigante? Sempre que vou no dentista ele fala que so quebrou um pedaço do dente, faz uns 10 meses que passei por ele e o buraquinho não aumentou de tamanho, só surgiu em outros dentes, minha família já afirmou que eu ranjo os dentes quando estou dormindo. Se puder responder o que tá acontecendo com meus dentes serei muito grato 🙂

    1. Samuel, não acho que seja falta de vitamina. É preciso uma avaliação mais criteriosa, mas o problema pode ser desde cárie até algum hábito alimentar seu.

  5. Tenho 10 dentes restaurados. To com a boca toda emendada. Nenhum dente doía até que depois de ir ao dentista 3 dentes agora estão doendo quando mastigo e bebo agua um pouco gelada. Tenho todos os dentes na boca e aparentemente parece ser saudável e branquinhos, mas os considero todos emendados.
    Passo fio dental e sangra como sempre aconteceu, nunca fui disciplinada a escovar os dentes 4 vezes ao dia como recomendado.
    A dentista fez restauração mas como tinha excesso eu pedi para tirar, então ela foi abaixando até que senti uma fisgada. Agora fecho a boca normal mas não posso mastigar uma carne (que raiva me deu quando minha mãe fez uma carne deliciosa e não pude comer!) que o dente lateja. Ela tenho que pedir para ela colocar mais massinha nos dentes porque tirou muito ou o que??

    1. Tem que voltar na dentista pra ela reavaliar, Mika. Pode ser necessário remover essa restauração por um tempo e ficar com um curativo, pra ver se a dor cessa. Se cessar, será possível restaurar novamente. Se não cessar, pode ser necessário tratar canal.

  6. Oi, meus parabéns pelo o seu blog e por responder todos mesmo com essa quantia enorme de comentários.
    Apareceu uma cárie no meu dente beeem do fundo, antes do siso, por enquanto é só um risquinho preto, será que vou ter que restaurar ? Se a carie ainda é pequena, é preciso restaurar ou ha outros meios?

  7. Doutora, restaurei dois dentes, a carie encostava nos dois, agora sinto ele latejando. Não doi ao mastigar, meu dentista falou que eu ia sentir sensibilidade, já está com 3 dias, isso é normal?

    1. Pode ser sim, Jeferson. O importante é que esse incômodo vá diminuindo e desapareça. Isso pode levar até 30 dias. Mais que isso, procure seu dentista pra reavaliar.

  8. Ola, tenho alguns dentes com carie mas eu sempre escovei meus dentes bem e nunca fui de comer doces e mesmo assim as caries continuam aparecendo, sera que a pasta de dente que estou usando não esta dando conta do recado? E gostaria de perguntar também se uma manchinha preta no dente é sempre carie ou pode ser só uma perda do esmalte do dente?
    Obrigada!

    1. Jadi, a pasta de dente é só pra ajudar na remoção mecânica da placa bacteriana. Ou seja: não é ela que remove a placa, mas VOCÊ, as esfregar os dentes com a escova e usar o fio dental. Não sei que pasta você usa, mas é praticamente irrelevante… o que importa é a técnica e a frequência de escovação. Sugiro que você converse com o seu dentista pra que ele oriente você quanto a isso. Não, nem toda mancha ou ponto preto nos dentes é cárie, como explico aqui –> https://medodedentista.com.br/2011/09/pontos-pretos-nos-dentes-isso-e-carie.html

    1. Camily, depende do dente. Pode ser da anatomia dele, e aí seria completamente normal. Se você acha que pode haver alguma alteração, procure um dentista pra avaliar.

    1. Se a “limpeza” foi feita com ultrassom, até pode. Mas isso não evita a necessidade de ter que restaurar o dente em seguida.

      1. Doutora, como a gente sabe que a carie chegou ate a polpa ? Tem algum sintoma? Eu sinto uma sensibilidade e em um momento eu senti o dente de cima quando encostava nesse dente que estou falando, mas depois passou, será canal ? Tem uma carie nele mas ta por dentro, não sei, como uma mancha pequena roxa na coroa, mas com certeza é cárie, mas será que já e caso de canal ?

        1. Geralmente há dor espontânea, mas não é uma regra. Às vezes a cárie já está “dentro” do nervo do dente e o o dente não dói. Varia de pessoa pra pessoa. A única forma de saber é removendo a cárie pra ver. Mesmo em radiografia nem sempre dá pra afirmar se a cárie atingiu a polpa ou não.

  9. Vc é incrível, tira tempo pra responder todos, parabéns, ótima pessoa e ótima profissional… o mundo precisa mais disso … !!!!

  10. Estou com umas manchas brancas? É carie? Como tratar manchas brancas nos dentes? Se for mancha de carie ela vai virar carie não importa o que eu faça?

    1. Não sei, Nichole. Nem toda mancha branca é cárie, não tenho como dizer pra você se é ou não sem um exame. Se for mancha de cárie, já é cárie. Procure um dentista pra avaliar.

      1. Obrigada! Bem, digamos que é carie, qual tratamento certo para essas manchas brancas de carie? Vou ter que colocar resina mesmo sendo apenas uma mancha sem cavidade?

        1. Se for uma cárie ativa que vá além do esmalte, sim, é preciso remover a cárie e restaurar o dente. Mesmo sem cavidade.

    2. Uma dúvida, fiz obturaçao no dente ha 2 dias, mas meu dente continua a doer e eu já sentia dor nesses dentes, é normal?

      1. Eduarda, pode ser. O dente às vezes fica um pouco sensível por uns dias após a confecção de uma restauração. Se esse incômodo durar mais de 30 dias, procure seu dentista pra reavaliar e ver o que está acontecendo.

  11. Bom dia ! Os meus estao parecendo que foram raspados so os dentes da frente, as vezes escovo com muita força, será a forma de escovação? E em 2 ultimos do lado superior nas laterais parece como se tivesse sido raspado mesmo, é pequeno, não é bem um buraco e não tem indicio de carie visivel. Não sei se deu pra senhora entender. Desde ja agradeço.

    Sou de Recife, se não for incomodo a senhora poderia me indicar algum dentista aqui, pq tenho ido a alguns dentistas e não tenho tido sorte. Obrigada.

    1. Parece ser desgaste por atrição, Viviane. Talvez você esteja rangendo os dentes durante o sono. Não conheço ninguém pra indicar em Recife, infelizmente.

  12. Boa tarde, Doutora
    Meu dente trincou uma pequena parte apos morder “sem querer” um alimento mto duro.
    Nunca senti nenhuma dor nos dentes, nem gosto ruim, todos os dentes bem clarinhos.
    Fui a dentista; e somente de olhar ela me disse que meu dente tava totalmente cariado.
    E me perguntou qdo eu tinha feito restauração.
    Sendo que nunca fiz nada alem de limpezas.
    O profissional so de olhar consegue diagnosticar?

  13. Dra., meu dente está com um buraco grande. Há chances de salvá-lo com restauração? Ou só canal?
    Obs: Havia caído um pedacinho da restauração faz um tempo, há uns 4 meses atrás caiu por completo, antes disso senti muita dor, que passou com alguns dias e não doeu mais.

    1. Luanne, se a cárie não tiver atingido o canal, é só questão de restaurar. Se atingiu, é preciso tratar o canal e depois restaurar. Nos dois casos, seu dente estaria salvo… não vejo motivo pra extração.

  14. Dra. tenho algumas perguntas:
    1- Quantos dentes podem ser extraídos de uma só vez?
    2- Quantos restaurações podem ser feitas de uma só vez?
    3- Como é o pós operatório da retirada de raízes de dente superior?
    4- Após tratamento de canal, posso colocar aparelho ortodôntico com quanto tempo?
    5- Após extração de dente, raízes ou tratamento de canal, com quanto tempo posso fazer atividades físicas?

    1. Marianne,

      1. Depende da avaliação do dentista, não há regra pra isso, nem “limite”. Até todos os dentes podem ser extraídos na mesma sessão.
      2. Da mesma forma, quantas forem necessárias. Geralmente se faz 1 ou 2 por sessão por uma questão de conforto para o paciente e para o dentista, pra não ficar uma consulta muito longa.
      3. Depende de como transcorreu a cirurgia. Quanto mais rápido o procedimento e menos necessidade do dentista “mexer” na parte óssea, maior a tendência do pós-operatório ser tranquilo.
      4. Depois que o endodontista liberar o dente com o canal tratado pra ser movimentado. 1, 2, 3 meses…
      5. Após a extração, é preciso aguardar pelo menos 1 semana e a remoção dos pontos pra fazer atividade física, mesmo assim voltando aos poucos, respeitando seus limites. Quanto a tratamento de canal, não há restrição, se você estiver se sentindo bem, ok.

  15. Dra. Ana, estou apavorada…
    Não vou ao dentista há aproximadamente 12 anos, a situação dos meus dentes está bem precária, tanto é que já perdi 2 dentes que foram se quebrando aos poucos, terei que remover a raiz deles, certo?
    E em outro dente caiu um pedaço da restauração há alguns meses e depois caiu tudo, meu dente está com um buraco enorme, há 2 semanas tive dor por 5 dias, depois não doeu mais, será que vou precisar extrair esse dente?

    1. Ana, é preciso avaliar as condições dessas 2 raízes. Se elas ainda forem viáveis, é possível tratar o canal, fazer pino e coroa. Se não, infelizmente é caso de extração. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  16. Meu penultimo dente do lado superior esquerdo quebrou com quando eu comi uma bala, e descobri que estava cariado, mas nao doi e nem atrapalha em nada, tenho 17 anos e tenho vergonha de ir ao dentista com minha mae e o dente quebrado kkk
    Se eu nao for ao dentista a carie poderá causar algum problema no que sobrou do meu dente?

    1. Claro que sim, Leandro! Você pode até perder esse dente em médio prazo. Sugiro que você procure um dentista o mais rápido possível pra tratar e manter seu dente, sem problemas. Sua mãe não precisa estar junto, apenas assinar uma autorização de tratamento, já que você ainda é menor de idade.

  17. Olá, tudo bem?
    Fui a dentista hoje fazer uma limpeza e a mesma disse que tenho caries em vários dentes. Eu sempre cuidei muito bem, apesar de ter ficado um tempo sem ir ao dentista. Alguns dentes meus tem umas machinhas e pintinhas pretas (que essa mesma dentista já havia visto e disse pra eu não me preocupar, pois era resultado de corantes e etc), mas dessa vez ela disse que são cáries… Fiquei perdida e muito triste! Tenho só 17 e cuido tão bem… Me recomenda procurar outro profissional devido a “contradição”? Saí do consultório quase chorando!

    1. Paola, talvez essas “pintinhas”, que antes não eram cáries, agora sejam… ou se formaram cáries exatamente nos locais dessas pigmentações, provavelmente em sulcos e fissuras, locais comuns de formação de cáries por serem retentivos e juntarem resíduos e placa bacteriana. Mas se você quer “tirar a cisma”, pode procurar outro dentista… é um direito seu.

  18. Boa noite doutora, no final da semana passada percebi que meu dente 15 estava com um ponto preto, fui ao dentista e ela me disse que o dente 15 e o 16 estavam cariados, que a carie era entre um dente e outro. Fui a outro dentista que me disse o mesmo e que achava que o dente 25 estava cariado e que seria necessário fazer um raio x para ter certeza, na terceira que fui ela me disse que o 15 e o 25 estavam cariados e que no 16 só havia uma manchinha branca e que não era viável restaurar. Apenas escovar bem e deixar o creme dental por alguns minutos e tudo estaria resolvido. Na última dentista que eu fui ela disse que apenas o dente 15 estava cariado e que a mancha branca no dente 16 não era carie, e que apenas um dente precisava ser restaurado. Porque tantas opiniões diferentes? Estou bem confusa quanto o que está correto.
    Outra coisa, a pigmentação nos sulcos são resolvidas com a limpeza normal feita pelo dentista?
    Aguardo retorno.

    1. Jéssica, acontece. Dentistas diferentes podem ter opiniões diferentes. Mas até que as opiniões não são tão diferentes assim… todos concordam que há cárie no 15. No 16, todos enxergam uma alteração, só que um dos dentistas não acha ser cárie e outro quer radiografar pra confirmar (e nem sempre dá pra saber apenas no exame clínico, mesmo). O dentista que não falou de cárie no 25 talvez, apenas, não a tenha visto. A questão toda é: pra um diagnóstico preciso, são necessários exames complementares… nesse caso, radiografias. Se eu fosse sua dentista, pediria (ou faria) radiografias interproximais, que são as mais específicas pra avaliação de cárie, pra tirar qualquer dúvida.

      Pigmentações de sulco não são removidas com “limpeza”. Elas ficam por lá mesmo, pois se incorporam à estrutura do dente. Se você quiser remover, só com restauração (o que não é necessário, é mais uma questão estética, mesmo).

  19. Doutora, toda a cárie pode ser tratada? E, se sim, o material que eles usam pra tampar o buraco é muito visível?

    1. Kaio, em tese sim, toda cárie pode ser removida. O problema é quando a cárie é MUITO grande e atinge as raízes do dente, aí é inviável manter o dente todo, e não adianta remover a cárie… já é caso de extração. Mas essa é uma situação nem específica. Via de regra, qualquer cárie limitada à coroa do dente pode ser removida e o dente restaurado (com restauração direta, indireta ou até coroa completa, depende do caso). A resina, que é o material mais usado hoje em dia pra restaurar, é muito discreta, da cor do dente, é praticamente “invisível”, portanto.

  20. Olá Ana! Então, é o seguinte… Na última semana eu percebi que estou com 2 buraquinhos nos meus últimos dentes, lá de trás! Um em cada dente, no primeiro pequeno, no segundo um pouco maior, coloquei um palito de dente neles, e o primeiro não entrou quase, mas no segundo entrou bem a ponta do palito. Ah, e em cima desse meu dente (o primeiro) esta meio preto, sabe?! E outra coisa… No meu penúltimo dente do outro lado não tem nenhum furo, mas esta pretinho em cima como o outro e do lado de dentro da minha boca esta marronzinho, meus dois dentes da frente (os de baixo)…. Estou bem preocupada! Sempre tive cuidado com os meus dentes, o que a senhora acha?! Será que vou ter que remover algum? Fazer canal? Ou simplesmente tratar?! Estou mt preocupada… Vou ter que esperar umas duas semana pra ir no dentista, assim que der me responda por favor, bjos!!!

    1. Leticia, os “buraquinhos” devem ser cáries, que pode ser tratadas (removidas e os dentes restaurados). O resto pode ser apenas manchas ou tártaro, depende, é preciso avaliar. Não me parece caso, em princípio, sem pra canal nem pra extração. Procure um dentista.

      1. Doutora, quando a dentista bateu um raio x de um dente… Vi o dente do lado, ele tava com um ponto preto no raio x, e por fora esse dente tem uma mancha meia roxa e um ponto, isso e caso de restauração ou canal ?

        1. Ponto preto onde, Amanda? Mancha roxa onde por fora? Sua dentista sugeriu algum tratamento, fez algum comentário?

          1. É por fora desse dente, e no raio x deu pra ver que esse dente tinha uma mancha preta onde é a mancha. Eu estou fazendo um tratamento la so que e do SUS e demora muito 🙁 , por isso estou com medo de ser carie e chegar na polpa e virar canal.

          2. Entendi. Se essa mancha é na coroa do dente e é mais escura que a coroa do dente, pode ser cárie, sim. Se for, procure escovar bem, pra que ela não evolua.

  21. Bom dia, Doutora!
    Eu não tinha noção da importancia da escovacao adequada e agora estou pagando o preco por isso. Já extrai dois dentes e fiz um canal (incompleto, pois não tive condições de continuar o tratamento) e agora notei mais duas cáries nos meus dentes (um bem próximo a gengiva e a outra já destruiu mais da metade do meu dente). Será que o canal resolve ou terei que extrair? Tenho muita vergonha.

  22. Olá Doutora. Tenho uma dúvida.
    Uso aparelho há 2 anos aproximadamente. E antes de usar nunca tive cáries. Com o tempo, vem aparecendo umas cáries (estou com duas, sendo que uma dói algumas vezes, inclusive na próxima segunda vou tratar elas). Tento escovar o máximo possível, uso até escova interdental e passo fio dental, mas será que por causa do aparelho, da dificuldade de limpar o aparelho, essas cáries estão surgindo? Meu noivo usou aparelho por 7 anos e disse que tinha cáries quando usava, mesmo escovando bem, depois que tirou o aparelho, ele nunca mais teve cáries. A ortodontista dele tinha dito que ele tinha cárie ativa por causa do uso do aparelho. Isso realmente pode acontecer? Seria o meu caso então?
    Desde já agradeço.

    1. Pode acontecer, Gabriela. O uso do aparelho dificulta a higienização, sem dúvida. Mas que fique claro que não é o aparelho que causa cárie, mas a deficiência na higienização.

  23. Bom dia, Ana. Gostaria de tirar uma dúvida que está me “matando”. Fui ao dentista porque percebi em dois dentes manchas superficiais meio marrons (cárie). A dentista disse que se tratava de má escovação e disse que não iria restaurar porque era pouquinho e meu dente deixaria de ser saudável que era só eu passar a escovar direitinho que iria sair tudo, e disse pra eu retornar após 1 mês pra ela acompanhar. Enfim, a senhora acha que realmente é possível eliminar só com a escovação? Isso já tem 1 mês e vejo que melhorou, mas ainda está longe de sair por completo. Obrigada desde já. E parabéns pelo blog.

    1. Lídia, certamente é só uma mancha, não cárie. Se fosse cárie não sairia na escovação, e certamente sua dentista teria sugerido a restauração. O que não sair na escovação pode ser eliminado com microabrasão do esmalte (um desgaste superficial do dente), se preciso.

  24. Boa tarde, Doutora. Eu tenho algumas dúvidas, vou tentar explicar: Tenho 20 anos, nunca tive uma cárie e nenhum tipo de restauração e obturação.

    O problema é que faz uma semana que o meu dente da frente está com um pequeno risco meio amarronzado e quando eu passo a língua parece que está pouca coisa fundo (o dente não dói). E para piorar a situação, dois de meus dentes do fundo (um de cada lado) estão com alguns riscos meio escuros na parte de dentro. Um desses dentes com estes riscos amarronzados supostamente está dolorido (eu disse supostamente, porque meu dente do juízo está nascendo e não sei diferenciar onde está doendo, pois os dentes estão próximos um do outro).

    Estou muito chateada, pois eu não queria nunca precisar fazer canal, obturação ou restauração nos dentes.

    Observação: Já fiz alguns tratamentos dentários de limpeza, não como muitos doces, escovo três vezes por dia, uso aqueles enxaguantes bucais e já usei aparelho (ainda tem restos da cola do aparelho em meus dentes).

    Agora vem as perguntas que não querem calar:

    1 – Existe alguma forma de remover a cárie sem precisar fazer restauração do dente?
    2 – A senhora acha que tenho mesmo cáries?
    3 – Posso perder meus dentes?
    4 – Enxaguante bucal com álcool faz mal?
    5 – O que são manchas nos sulcos? Elas dão cáries?

    Desde já, eu lhe agradeço pela atenção, seu blog é demais! =D

    1. Andressa,

      1. Não. A cárie precisa ser removida e, ao removê-la, fica uma cavidade. E essa cavidade tem que ser restaurada.
      2. Não necessariamente. Podem ser só manchas ou pigmentações.
      3. Não vejo razão pra isso.
      4. Sim. Prefira os sem álcool. Na verdade, as pessoas nem deveriam usar enxaguante bucal, só com prescrição do dentista, pra alguma situação específica. Eu mesma não uso, pois os enxaguantes bucais “bagunçam” a flora bucal.
      5. São pigmentações devido aos corante da nossa alimentação ou de bactérias cromogênicas. Não, elas não dão cáries, mas nas regiões de sulco é onde há maior chance de haver cárie, pois são áreas retentivas para a placa bacteriana, restos de comida, etc..

      1. Obrigada, Doutora!

        Acabei de chegar da Dentista, nos dentes que estão manchados, não tem nenhuma cárie. Porém eu tenho um dente que está “abraçando” o outro dente (são os últimos dentes do fundo na parte de baixo). E estou muito chateada, pois neste dente eu estou com cárie entre os espaços.

        Minha primeira cárie…

        A pior parte é que como a cárie está entre os dentes será difícil a restauração, e provavelmente terei que fazer canal.

        Depois desta cárie, toda semana vou na Dentista rsrsrsrsrs

        Eu irei postar o progresso de meu tratamento aqui em seu blog, espero não precisar fazer canal.

        Até mais, Doutora!

        1. Andressa, cárie entre 2 dentes é comum, não é por isso que será preciso tratar canal. Ok, aguardo notícias. 🙂

          1. Boa tarde, Doutora!

            Tenho boas notícias, eu fiz o Raio-x de todos os meus dentes e eu não tenho nenhuma cárie!

            Aquele pretinho entre meus dentes são apenas manchas, mas a Dentista falou que terei que acompanhar a cada seis meses com Raio-x, para ver se meu dente não terá cáries.

            Agora os dentes do Juízo…

            Então, os meus queridos dentes do Juízo estão com as raízes na horizontal, e terei que extraí-los.

          2. Doutora, tenho um buraco no meu dente e a massinha soltou, mas estou com muito medo de ter que fazer implante, tenho apenas 10 anos.

          3. Maria, não vejo razão nenhuma pra você ter que fazer implante por causa de uma restauração que caiu (você nem tem idade pra isso, só depois dos 18 anos é que é possível fazer implante, já que só nessa idade a sua parte óssea estará completamente desenvolvida). Certamente fazer uma nova restauração vai resolver o seu problema. Peça pra que um responsável acompanhe você ao dentista pra avaliar.

  25. Ola, entre 2 dentes meus tem um buraco q apareceu recentemente, e é meio amarronzado, e tudo q como cai nesse buraco doi, as vezes sangra, e ate com fio dental eh meio dificultoso pra tirar os restos de comida, sera q eh carie?

      1. Doutora, vou ao dentista amanhã mesmo, assim eu vou ter que tomar anestesia e vai doer, eu estou quase chorando e eu não consigo comer nesse lado que doi muito.

    1. Estava com muita dor no dente principalmente ao tomar água, até mesmo água sem gelo, e durante a mastigação é impossível do lado direito no penúltimo dente, fui ao dentista ele fez o teste frio e com ar que quase pulei da cadeira de tanta dor, aí começou trabalhar o dente, abriu limpou lixou e colocou uma massinha branca pra fechar o dente e me mandou voltar daqui a 10 dias para fazer o preenchimento permanente, faz 2 dias isso, continua doendo da mesma forma, queria saber por que não fez a restauração no mesmo dia e por que depois da limpeza do dente continua tão dolorido, esse procedimento é normal, o curativo não deveria amenizar essa dor? Estranhei o fato dele não ter feito nenhuma radiografia e já ter ido direto ao tratamento, será que poderia ser um canal ao invés de uma restauração, isso é possível?

      1. Edson, o dentista não fez a restauração no mesmo dia porque não sabia como o seu dente ia se comportar, se a dor ia parar. Pensando nisso, fez só um curativo, que em tese é muito menos agressivo com a polpa, o “nervo” do dente. A ideia é evitar um tratamento de canal. Como a dor não diminuiu, pode ser necessário tratar o canal, sim. Eu falo só sobre esse assunto aqui –> https://medodedentista.com.br/2011/08/a-massinha-do-dentista.html

  26. Doutora, estão com uma carie enorme, que doi muito de vez em quando, quando doi coloco cravo e escovo os dentes com frequencia, e isso já faz mts meses. Não quero ir ao dentista, porque da ultima vez que eu fui com uma carie grande, ele falou que o jeito era arrancar, mas meu dente fez falta e não quero ter que perder outro, será que não tem outra opção… ou terei que retira-lo mesmo? Não há outra coisa que possa fazer ou dar ao meu dentista uma opção alternativa ao inves de arrancar! ;(

    1. Depende do caso, Sofia. Às vezes não tem jeito, só extraindo. Mas não é porque aquele dente teve que ser extraído que qualquer outro terá… é preciso avaliar. Cárie, em si, não razão pra extrair dentes, a não ser que a cárie seja tão grande que já tenha inviabilizado até as raízes do dente. Procure um dentista o quanto antes pra dar tempo de salvar o seu dente.

  27. Olá Dra. Estou com uma dúvida, meu filho tem 7 anos e sou eu quem escova os seus dentes, nessa semana percebi um pontinho rosado no 1° molar, quando ele tinha 4 anos o dentista passou um produto (esqueci o nome) para proteger das cáries, fiquei pensando se não esta saindo essa camada, por isso apareceu esse pontinho, é dentro do dente, essa parte é mais fácil da escovação, estou achando estranho ser cárie, o que acha?

    1. Kelly, provavelmente é um selante, que é o material usado pelo dentista pra vedar sulcos mais profundos do dente e diminuir a chance de cárie. Por ser rosado, não tem característica de cárie. De qualquer forma, na dúvida, procurem um dentista pra avaliar.

      1. Muito obrigada Dra, sim, é o selante, no momento em que escrevi não conseguia lembrar o nome, fico mais sossegada, mas em breve o levarei para uma consulta, parabéns por seu lindo trabalho, desejo tudo de maravilhoso a você.

  28. Olá, eu tenho um buraco super pequeno no meu dente, nunca doeu, nem nada. De vez em quando, quando vou escovar os dentes, eu coloco uma agulha no buraco e retiro o que tem dentro dele, sempre sai algo meio amarelado de dentro, tenho medo do que possa ser, até porque tenho isso desde pequena. Devo me preocupar?

    1. Paula, pode ser só um sulco mais profundo, mas seria bom um dentista avaliar. A chance de você ter cárie aí é grande, porque é um local muito retentivo (que “segura” resíduos alimentares).

  29. Oi, tenho dois dentes q estão com cárie e o buraco já está grande em um deles, eu não consigo mastigar no lado em que o dente tá com o buraco maior pq doi muito, eu vou ter q arrancar esse dente?

    1. Talvez não, Jaqueline. Talvez seja só o caso de remover a cárie e restaurar o dente. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  30. Tenho dois dentes com pequeno buraco, nao doi mas arranha, sera que vai ser preciso fazer algum tipo de cirurgia?

  31. Se a pessoa tiver cárie, é possível combate-la por completo somente escovando os dentes? Ou a única solução é a famosa obturação?

    1. Lucas, via de regra é preciso remover a cárie e restaurar o dente. Apenas em alguns casos em qua a cárie está restrita ao esmalte, o flúor da pasta de dente e de bochechos pode revertê-la, mas é o tipo de cárie que às vezes nem é percebida num exame clínico (subclínica). Então, é uma desmineralização do esmalte que surge e “some” sem nem a pessoa ficar sabendo.

    1. Sangramento gengival à escovação é um sinal clássico de gengivite, Lucas. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  32. Olá doutora! Escovo meu dentes bem escovados, uso fio dental e mesmo assim, desde o ano passado, estou tendo uma infestação de cáries. Não entendo o pq. Na época do ensino médio (2014), tava sempre com um pirulito e não usava fio dental. Não tinha uma cárie p contar história. Agora, q tenho tds os cuidados e que n compro mais pirulitos e balas, vem esta proliferação. Estou com um dente atrás, na parte superior sensível a coisas geladas. No começo tava p mastigar também, mas o dentista passou Periogard e passou. Só q p coisas geladas continuam, esse dente ja foi restaurado há alguns meses atrás. E quando pressiono, sinto um desconforto, só q não tenho certeza se é nesse ou no do lado, que está levemente cariado. Tenho 18 anos e o dentista disse q o meu dente siso ta nascendo, ali mesmo, na parte superior direita. Será q a minha sensibilidade é por causa do dente siso ou será preciso um tratamento de canal? Lembrando q nesse dente restaurado tinha uma cárie profunda, mas ja faz meses. Não sei se tem algo a ver, mas esses dias meu maxilar tava doendo um pouco. E hj acordei e quando abri a boca, ela estalou. Obrigada desde já, bjss!

    1. Jéssica, a cárie é uma doença multifatorial… ou seja: ela é uma combinação de fatores. Se você come pouco doce e escova os dentes “mais ou menos”, talvez nem tenha cáries. Se você come muito doce e escova muito bem os dentes, não deve se incomodar, também (e só estou considerando 2 fatores, tem muitos mais). Vejo que hoje você come menos doces mas escova melhor os dentes… o que é ótimo. Mas creio que as cáries que você tem hoje são fruto daquela época, porque a desmineralização dos dentes às vezes é um processo longo e silencioso… a cárie começa como uma “manchinha” por fora, mas é um cone de invasão dentro do dente. Aí um dia o esmalte cede, e fica aquele “buracão”, de um dia para o outro. A dor que você se sente pode ser uma dor irradiada do siso, sim… e mesmo que seja do outro dente, não dá pra dizer que é preciso tratar canal com base no seu relato. A dor na mandíbula, da mesma forma, pode ser irradiada da região do siso, dada a proximidade anatômica. Enfim… é preciso avaliar você com bastante critério pra entender o que está acontecendo.

  33. Ola! Esses dias meu marido foi ao dentista e vi ela tirar a parte “ruim” do dente, se por acaso ela acabar nao retirando toda a parte cariada, a carie continuará no dente?

  34. Olá Dra. Tenho uma obturação de anos… Uns 7 anos mais o menos… E esses dias nesse dente obturado… Vi um pequeno… Bem pequeno mesmo… Furinho… Isso é cárie?

  35. Dra,

    Tenho uma mancha branca opaca na parte superior de dois molares. É cárie?
    Tenho imenso cuidado com os dentes. Várias lavagens e fio dental sempre. Mesmo assim já tive uma cárie, situação bastante frustrante tendo apenas 25 anos.

    Obrigada!

    1. Pode ser… cáries costumam começar como uma mancha opaca no esmalte. Mas pode não passar disso: de uma mancha. Procure um dentista pra avaliar clinicamente, é a única forma de ter certeza.

  36. Ola doutora, um pedaço do meu dente do fundo caiu e sinto um buraco grande no meu dente, e recentemente reparei que esta marrom. Minha consulta com o dentista vai demorar devido ser final de ano, e estou preocupada se terei que arrancar.

    1. Amanda, em princípio não é caso pra extração… a não ser que a fratura tenha comprometido as raízes do seu dente. Se não, é questão de remover a cárie (se houver) e restaurar o dente. Pode ser necessário um bloco (uma restauração mais resistente, uma “pecinha” que é colada no dente).

  37. Boa noite, Dra! Há alguns dias atrás eu percebi que tinha dois buraquinhos nos meus dentes de trás, fui ao dentista (do postinho) e eles me falaram que não tem nenhuma cárie, só que eu estou confusa, porque realmente parece, é um buraquinho e eu sinto que é meio que fundo, é realmente cárie? Não dói, só quando eu uso fio dental.

    1. Laura, não tenho como afirmar só com base na sua descrição. Mas tendo a acreditar que não, pois o dentista avaliou e não achou ser cárie. Provavelmente são sulcos (regiões anatômicas mais profundas) pigmentados.

      1. Oi Doutora. Adorei seu site!
        Estou com esse problema. Não faz nem 2 meses que eu terminei meus tratamentos na minha dentista, e anteontem vi que tinha um pontinho escuro no meu pré-molar superior direito. Estou com medo que seja cárie, mas não quero ter que voltar para fazer outra avaliação em tão pouco tempo. Como podemos diferenciar pela auto-análise o que é cárie e o que sulco pigmentado?

        1. Celina, por auto-análise não tem jeito… é preciso o conhecimento técnico, a luz certa e o instrumental adequado. Mesmo o dentista, só olhando, não tem como saber… é preciso sondar e às vezes até radiografar.

  38. Tenho um dente quebrado ha anos, não tive coragem de restaura-lo mas… Esses dias reparei q tem um buraquinho q saiu sangue… esse buraquinho é pequeno, mas muito comprido… Será q ainda da pra restaurá-lo?

      1. Boa noite Doutora, então, estou com duas cáries e preciso saber se eu for ao dentista pelo SUS eles vão tirar as duas no mesmo dia? Preciso tirar logo pra poder por aparelho na parte de baixo, obg.

        1. Amanda, depende do tamanho delas, mas provavelmente não. Pelo SUS, a demanda de pacientes é maior, então geralmente é um procedimento por vez.

  39. Boa noite, Ana estou com um buraco enorme no meu dentre pré molar, e quando vou comer algo e cai nele doi muito, chego chorar, queria saber se tem jeito pra ele ou arranco de uma vez.

    1. Rafael, provavelmente tem jeito, sim. É preciso remover a cárie e restaurar o dente. Se a cárie for muito grande, pode haver indicação de tratamento de canal e, até, de pino e coroa. Procure um dentista pra avaliar.

  40. Olá Dr(a), eu estou com um buraco no meu dente frontal ja faz algum tempinho e ele é bem visivel, dói poucas vezes, mas não me sinto bem e nenhum pouco, ainda mas quando outros olham, e sinceramente não sei o que fazer, no caso se eu for em algum(a) dentista este dente pode ser restaurado? O que vão fazer ? Ou vou ter que fazer a extração? Agradeço desde já 😉

    1. Certamente é possível restaurar, Vitor. Pelo seu relato não vejo razão alguma pra extração. É questão de remover a cárie e restaurar. Procure logo um dentista.

  41. Boa tarde.
    Estou com uma bolinha no meu dente (bolinha como se fosse um furinho), seria o caso de fazer um canal?
    Em cima deste mesmo dente, sinto sensibilidade ao beber algo gelado.
    Vez em quando, sinto ferroadas.

    1. Rosa, se for só o “furinho”, provavelmente basta restaurar, não haveria necessidade de canal. Só se esse furinho for um “furão” (embora não pareça) e já tiver atingido o nervo do dente. Aí sim há indicação de tratamento de canal. Enfim… pra ter certeza, só procurando um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  42. Bom dia, Dra!
    Eu acabei de retornar da Dentista, e ela me encaminhou a uma cirurgiã para tratamento de canal. Porém, consigo ver que a minha cárie é, de fato, MUITO grande. Existe a chance de, na hora, eu ter que remover o dente ao invés de fazer canal? Desculpe se a pergunta é boba, não entendo do assunto e fiquei com vergonha de perguntar à minha dentista…
    Muito obrigada!

    1. Fernanda, acho bem improvável. Claro, a outra dentista vai avaliar, mas se pelo menos a raiz do dente estiver viável, já tem tratamento. Mas mesmo que na pior das hipóteses seja necessário extrair, isso não precisa ser feito na hora.

  43. Olá doutora, eu perdi dois dentes molares inferiores e agora um dos meus dentes superiores que encaixava num desses dentes perdidos está descendo. Ele está ficando muito sensível. Quero fazer o implante. São dois dentes, um do lado do outro. Será que um único pino pode suportar duas coroas?

    1. Priscila, sim, é possível que só um implante suporte 2 coroas, mas talvez não seja o melhor no seu caso. É questão de avaliar. Procure um implantodontista.

  44. Olá doutora!

    Há umas 2 semanas notei que existem vários pontinhos pretos na parte superior dos meus dentes de trás, são em 3 dentes. Tem alguma possibilidade de ser cárie? Se sim, quanto custa a remoção das mesmas?

    Obrigado, boa noite.

    1. Sim João, pode ser cárie, mas pode ser tártaro ou manchas, também. Procure um dentista pra avaliar (inclusive pra saber quanto custaria o tratamento, pois cada caso é um caso e não dá pra ter certeza do que você tem só com base no seu relato).

  45. 2 dentes meus estão com manchinhas marrom finas neles, porém não sinto nada de dor e etc. Pode ser só cárie e tirar normalmente? Vc acha que é canal ou algo sério? Vou marcar um dentista.

    1. Laura, podem ser manchas, apenas. Podem ser cáries também, mas motivo pra tratamento de canal, pelo seu relato, eu não vejo. O dentista vai avaliar e sugerir um tratamento, se for preciso tratar mesmo.

  46. Olá Ana, gostaria muito que me respondesse… Bom ha 4 dias atrás mais ou menos, percebi que tinha um minimo pontinho preto no meu penúltimo dente (nao tenho o ciso ainda) ja escovei, ja tentei raspar pra ver se era resíduo e nada de sair, e to com medo, pode ser uma cárie ou será que vai sair depois, nunca doeu nem quando eu mexo nele ou mastigo dói, será?

    1. Leticia, pode ser cárie, sim… mas pode ser só uma pigmentação, uma manchinha, sem maiores consequências e sem nem requerer tratamento. Pra ter certeza, só procurando um dentista pra avaliar clinicamente.

  47. Doutora, por conta do aparelho fixo que eu uso e má escovação, fiquei com um pequeno buraco no dente da frente (não dói, mas eu me sinto muito mal ao saber que assim que eu retirar o aparelho ele vai ficar bem visível).
    Eu gostaria de saber se existe algum tratamento para isso? Tenho que substituir o dente inteiro? Dá para fazer uma espécie de de remediação enquanto não consigo grana o suficiente para caso positivo?

    1. Alanna, é questão de remover a cárie e restaurar o dente com uma resina da cor dele. Você pode fazer isso com aparelho ou sem, e o melhor é fazer logo, pra cárie não aumentar… não espere terminar o tratamento ortodôntico pra resolver isso, ok?!

  48. Olá, Ana! Tenho pontinhos (e linhas) escuros em alguns dentes, em apenas um deles é preto mesmo, mas não doem. As chances deles estarem com cárie são altas?

    1. Não, Carol… talvez sejam apenas sulcos e pigmentações. Mas pra ter certeza, só procurando um dentista pra avaliar clinicamente.

  49. Oi Doutora, tratei de uma carie e pedi para o dentista ver se tinha mais alguma, ele me mandou fazer um raio x, agora notei que no dente ao lado que ele tratou tem um buraquinho, é possivel que ele não tenha visto? Devo esperar fazer o raio x ou voltar lá? Quis dizer radiografia panoramica.

    1. Se você não tem dor, primeiro faça a radiografia, Thalita. Porque aí não haverá dúvida se há cárie ou não.

  50. Ola Dra. Ana, meu dente ta com uma linha preta (meio fina) pelo lado de dentro (o lado onde fica a lingua) e o 2 dentes do lado esquerdo de trás para frente, eu não sei o que pode ser, meu dente doi muito, e eu estou usando aparelho, eu fui perceber ha pouco tempo, p q da dor, o que pode ser???
    Corre risco de perder o meu dente??

    1. Pode ser uma trinca ou fratura, Victor. Se for só uma trinca, o pior é a sensibilidade, já se for uma fratura é mais sério, se ela atingiu a raiz do dente, por exemplo, você pode perder seu dente, sim. Mas CALMA, eu estou apenas me baseando no seu relato, sem examinar você é puro “chute”. Procure um dentista pra avaliar.

  51. DRA. ANA, HA MUITOS ANOS ATRAS MEU DENTE DA FRENTE QUEBROU UM PEDACINHO, TINHA CARIE, FOI FEITA OBTURAÇÃO MAS A DENTISTA TINHA FALADO QUE NÃO FOI RETIRADO COMPLETAMENTE A CARIE, ACREDITO QUE ESTAVA DIFICIL, ENFIM, PASSARAM-SE MAIS ALGUNS ANOS E ESTE DENTE COMEÇOU A DOER, FUI AO DENTISTA, PASSEI POR OUTRA OBTURAÇÃO, CONTINUOU DOENDO, FIQUEI DE RETORNAR MAS TOMEI REMEDIO E ELE PAROU DE DOER, ENTÃO NAO VOLTEI… IREI PASSAR POR AVALIAÇÃO E ESTOU COM MEDO DE TER ALGO NESTE DENTE… PODE TER OCORRIDO CRESCIMENTO DESSA CARIE ? E ME TRAZER COMPLICAÇÕES, TEREI DE FAZER CANAL?

    1. Vivian, sim, a cárie pode ter aumentado e você pode ter que tratar canal. Mas estamos só supondo, a única forma de ter certeza é procurando um dentista pra avaliar clinicamente.

  52. Ola doutora, eu ha um ano fiz uma restauracao nos dentes de tras, e agora reparei que tenho um buraquinho pequeno no dente da frente… Sera que eles me vao tirar o dente? É que tenho medo disso… N quero ficar sem dente… :/

    1. Certamente não, Ana… ainda mais se é um “buraquinho pequeno”. Deve ser só questão de remover a cárie – se for o caso – e restaurar de novo. Procure seu dentista, fque tranquila.

  53. Dra. Apareceram vários buracos perfurando meus dois dentes da frente, ultrapassando o esmalte! Isso pode ser cárie? Corro riscos de ter que arranca-los?

    1. Pela sua descrição são cáries sim, Thalia. Mas não vejo razão pra extrair esses dentes. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  54. Eu tenho vários buraquinhos nos dentes, mas minha dentista disse que tenho belos dentes e que não tem cárie, o que são esses buraquinhos? Obg.

    1. Anjhol, provavelmente esses “buraquinhos” fazem parte da anatomia do seu dente, é apenas uma característica sua. Portanto, não há razão pra se preocupar.

  55. Oi, dra. tenho 16 anos e ja tenho um canal, e agora estou com carie no dente grande da frente. 🙁 O q faço? Escovo meus dentes umas 3 a 4 vezes ao dia, e ainda continua surgindo caries ;-( e agora no dente da frente.

    1. Rute, procure um dentista pra remover a cárie e restaurar o dente antes que ela fique maior. Se você escova seus dentes de 3 a 4 vezes ao dia, é provável que esteja fazendo alguma coisa errada com relação à forma de escovar, já que a frequência não parece ser problema. Converse com o seu dentista e peça que ele oriente você com relação às técnicas de escovação e ao uso do fio dental.

  56. Ola doutora, estou tratando cáries e na hora de fazer DOI MT, pq? Minha dentista diz que tem crianças q vão lá e nem reclamam, e eu já tenho 21 anos RS, mas DOI demais, VC sabe me dizer pq em mim DOI e em outras pessoas não DOI nada?

    1. Porque as pessoas são diferentes, Amanda. As pessoas sentem de forma diferente, e algumas têm um limiar de dor mais baixo, ou seja, começam a sentir dor antes, mesmo sob o mesmo estímulo doloroso.

  57. Ola, irei viajar para colocar o aparelho dia 18 para 19, minha dentista disse q estou com carie e nao dará tempo para tratar pelo fato de ser sexta feira e a semana q vem nao abrirem, fui em outra dentista que me atendera amanha. Sera q consigo tratar td em 1 dia ou em 3 dias? Pois viajarei de madrugada.

  58. Olá Ana, desde que me lembro sempre tive algumas manchas marrons em alguns dentes. Porém meu dentista nunca achou necessário tratar e agora as manchas que eram marrons estão pretas e outras manchas marrons estão surgindo em outros dentes. Na última vez que fui vê-lo ele restaurou quatro dentes que estavam em estado mais “crítico”. Como disse tenho muitas manchas e gostaria de saber se o excesso de restaurações é prejudicial de alguma foma? Ou devo dar uma apertada nele na próxima consulta para ele restaurar tudo? Outra coisa, me considero uma pessoa com boa higiene, então porque tanta cárie?
    Obrigada!

    1. Bruna, como explico no texto, a cárie é uma doença multifatorial, ou seja, ela é o resultado da combinação de uma série de fatores. Se você escova os dentes regularmente, pode ser que sua técnica não esteja adequada. Ainda, pode ser que sua dieta seja rica em açúcares ou que você possua na flora bucal bactérias específicas que aumentam a chance de você ter cáries. É preciso investigar mais a fundo pra se entender o motivo dessas cáries. Não acredito que “excesso de restaurações” seja um problema, se eles forem bem indicadas e bem executadas. Se seu dentista julgar necessário restaurar essas manchas, ele o fará (até porque, nem toda mancha é cárie).

  59. Olá doutora. Tenho 27 anos e nunca tive problemas dentários. Hj, após o almoço, ao passar a língua no pré molar, senti algo estranho e fui olhar. Consegui ver que era um quebrado ou buraco no lado interno do dente, difícil de ver, só com ajuda de espelho. Fiquei preocupada, nunca senti nenhuma dor e nem nada nesse dente. Ai fui na mesma hora no dentista, ela cavucou com a broca, cavucou e cavucou e me disse q tinha q fazer canal. Ai fez um curativo e pediu pra marcar o canal. Depois q passou a anestesia eu senti muitaaaa dorrr e só passou uma hora depois de tomar o remédio que ela receitou. Estou encucada! Nunca mesmo senti dor nesse dente, nao tenho nenhuma obturação em nenhum dente. Nunca tive que tirar nenhuma cárie. Minha higiene sempre foi boa… esse caso é mesmo para fazer canal??? Meu dente nunca chegou a doer mesmo! Só está doendo agora porque ela mexeu nele… Obrigada !

    1. Maria Clara, não há razão pra que sua dentista tenha aberto seu dente pra canal sem que isso fosse necessário. O que acontece é que às vezes a cárie é pequena por fora mas grande por dentro, e isso se deve à forma como ele invade o dente. E, uma vez o canal do dente acessado, é obrigatório o tratamento de canal. Muita gente não sente dor mesmo com cáries profundas. Seu dente está doendo agora porque provavelmente se instalou um processo inflamatório, mas tudo vai se resolver com o tratamento adequado. Acho que esse texto pode ajudar –> https://medodedentista.com.br/2012/11/como-a-carie-invade-o-dente.html

  60. Olá doutoura, estou com um pequeno buraquinho marrom no meu dente lá de trás. Eu tinha uma carie nele, mas fiz restauração há uns 8 meses. O que pode ser? Carie de novo? Estou escovando bem.
    Obrigada 🙂

    1. Luana, ou cárie de novo ou a restauração está infiltrada, ou seja, não está vedando bem o dente e ficam entrando resíduos entre ela e o dente. Procure seu dentista pra avaliar.

  61. Olá, Dra…
    Então, gostaria de tirar uma dúvida! Pesquisei na internet que um biofilme pode se desenvolver em qualquer superfície dura, úmida e que não descame. No caso do dente, esse biofilme pode ocasionar a cárie devido a uma desmineralização. Porém, quais as consequências do acúmulo de biofilme na superfície de uma restauração ou prótese dentária?

    1. Joana, o biofilme é como se fosse um “limo” que se forma sobre os dentes, e sobre próteses também. Quando ele não é bem removido e de forma constante, fica maduro e começa a se mineralizar, dando origem ao tártaro (cálculo). E o tártaro só pode ser removido pelo dentista, usando instrumentos específicos e/ou um aparelho de ultrassom. O tártaro não costuma estragar as próteses em si, mas seu acúmulo ao redor de próteses e restaurações pode ajudar a desenvolver problemas gengivais.

  62. Dra, eu fui ao dentista e ele falou que eu to com duas cáries pequenas no esmalte e eu fiquei de voltar para restaurar. Mas eu realmente preciso restaurar? Porque elas são bem pequenas e eu to mantendo bons hábitos de higiene, acho que elas não vão evoluir mais 🙁
    São as minhas primeiras cáries 🙁

    1. Então, Raquel… se as cáries forem restritas ao esmalte, bochechos com flúor até podem interromper a desmineralização. Mas isso em casos bem específicos e se a pessoa tiver uma higiene MUITO boa. Você chegou a perguntar ao seu dentista se essa possibilidade existe no seu caso? Converse com ele.

      1. Eu não conversei com ele sobre isso. Mas vou detalhar um pouquinho mais o meu caso… Perguntei se poderia ser somente uma mancha, porque é bem nessas linhas profundas que tem no dente, mas ele fez a sondagem, disse que já tinha começado a formar cavidade 🙁
        Já que tem cavidade, é mais provável que acumule resto de alimentos e a cárie progrida, mesmo com boa higienização?
        O que a senhora faria em meu lugar? rs

        Tendo em vista o que eu detalhei, esses bochechos com flúor são úteis no meu caso ou somente quando a cárie ainda tá na mancha branca?

  63. Quanto tempo de vida tem um dente restaurado, trocando quando precisar, pois tenho muito medo de perder os dentes cedo.

    1. Carlos, dentes restaurados podem permanecer em boca pela vida inteira da pessoa. Resinas precisam ser trocadas periodicamente (a cada 5 anos mais ou menos), já amálgamas (as metálicas) podem ficar “pra sempre”, dependendo do caso.

  64. Dra, ha um mes fui no dentista, ela obturou o q precisava e falou q estava ok. So q ao ver no espelho com uma luz, vejo q tem varias manchas com uma leve cavidadezinha, quando coloca a agulha em cima. Sera q é carie e o dentista nao falou nada?

    1. Se há cavitação além das manchas, pode ser cárie, sim. Chame a atenção do seu dentista e peça pra ele verificar.

      1. Ola Dra. Fui a minha dentista ha umas 3 semanas, ela elogiou a minha escovação e disse que não tinha nenhuma cárie, porem fui a outro dentista ha uma semana e ele achou 1, hoje eu estava olhando e achei 3 buraquinhos em outros dentes, na lateral. Será que existe a possibilidade de não ser cárie?

        Desde já agradeço!

          1. Havia achado 4 buraquinhos, infelizmente 1 deles era cárie sim, mas felizmente os outros não, aproveitando o post. Não lembro se a minha dentista retirou a cárie que eu havia citado anteriormente e agora ela viajou e volta somente daqui 3 dias. Quanto tempo demora para a cárie crescer? É no último dente, e sinto um arranhão quando passo a língua. Deve ter umas 2 semanas já. Será que dentro desse prazo ela já cresceu muito? Se eu escovar após todas as refeições e passar fio dental, poderá impedir que ela cresça mais rápido ?

            Amei o seu blog, parabéns!

  65. Bom dra., minha alimentação e fraca em calcio. Ele falou hj quando fui fazer manutenção q era descalcificação. E q carie msm nao tinha nada, nao haveria necessidade de restaurar.

  66. Ola dra. Achei seu blog por acaso e vou aproveitar para tirar uma duvida. Fui a minha dentista fazer uma profilaxia e ela disse que eu tinha cárie e tinha q fazer isso. So q ja havia feito uma outra profilaxia ha cerca de um mes antes e ela nao diagnosticou nada. Somente no dia 10 de janeiro, segunda profilaxia, ela foi dizer q tinha. Eu ira fazer so que eu tive uns gastos a mais no fim de ano ne e tals. Achei ate um pouco estranho, pois no msm dia coloquei o aparelho na parte de baixo e a outra dentista (dona do consultório) nao falou nada, tanto q olho e nao viu nada, fui a outra dentista que me falou q tinha q fazer e pediu 150 r$ por dente!!!! Essa semana voltei ao consultório e ja tinha outro dentista la. Ele me disse que nao necessitava fazer, pois nao tinha cárie nenhuma. Ate levei um susto quando ele disse q nao existia carie, no entanto ja tinha diagnostico de outras duas dentistas. Eu ate pedi pra ele se ele tava falando serio, ele disse q tava e q nao existia carie, e sim um recuo da gengiva por causa da escovação. Minha duvida é o que é realmente essa manchinha, mas nao tenho sensibilidade nos dentes. O que poderia ser? Devo ir em outro dentista?

    Ps… tambem tive medo de restaurar e os dentes ficarem piores, pois restaurei tres dentes com a primeira dentista e me doem quando como algo, ex. carnes.

    1. João, sem examinar você não tenho como afirmar se você tem cáries ou não. O fato é: nem toda mancha em um dente é cárie… ás vezes, é só uma mancha, mesmo. Eu acho que você precisa decidir em quem vai confiar, afinal você tem a opinião conflitante de 3 dentistas. Muitas vezes é apenas uma questão de protocolo, alguns dentistas preferem acompanhar periodicamente pontos escuros e manchas nos dentes pra ver como eles vão se comportar e outros são mais “diretos” e preferem restaurar logo. Outros fatores precisam ser considerados nessa tomada de decisão, também, como os hábitos do paciente (higiene, alimentação).

  67. Olá, gostaria de fazer algumas perguntas que podem parecer bobas mas iriam me solucionar muitas dúvidas. Gostaria de saber se qualquer “pontinho” escuro na parte superior do dente já pode ser considerado cárie, tenho dois dentes com “pontinhos” minúsculos e estou com receio de ser cárie. E eu sinto dores ao pressionar o dente em direção a gengiva, será que pode ser cárie ou é algum tipo de sensibilidade (não é o dente com o “pontinho”). Desde já agradeço. Obrigado.

  68. Quando fui fazer a restauração, o dentista falou que se eu sentisse alguma dorzinha era pra eu falar para ele… Ok, ai eu comecei sentir um desconforto e dor, ai levantei a mão para indicar que estava sentindo dor, inves dele aplicar anestesia, ele continuou e foi ate o final… ai agora quando como fico sentindo a mesma dor que eu sentia quando ele estava fazendo a restauração e isso me incomoda muito, fui ao dentista falei que achava que eu estava com cárie, ate porque em cima do dente tem uns pontinhos pretos… enfim, coloquei aparelho e agora fico sentindo essa dor, O QUE PODE SER?

    1. Luana, certa sensibilidade após a confecção da restauração é um sintoma bastante comum. Geralmente essa sensibilidade dura alguns dias (até 1 mês) e se resolve sem problema. Se persistir mais que isso ou se a dor aumentar, procure seu dentista pra reavaliar.

  69. Bom dia, doutora Ana,

    Estou com uma dúvida acerca de dor de dentes. Já se falou de dor de dentes por causa de sensibilidade, cárie, infeção, abscesso… Eu ontem senti uma dor assim latejante e chatinha no meu último molar. Não era impossível de aguentar, mas chateava. Tomei ibuprofeno e coloquei pasta no dente (tinha ouvido falar que ajudava). Aí doeu um pouco mais, mas depois passado um bocado passou. Durante a noite não doeu mais, hoje já comi e lavei dentes e escovei bem essa parte e não senti nada… Não inchou, não tem pus, não tem alto… Eu amanhã de manhã vou de férias e hoje estou a preparar as coisas em casa para me ir embora… É urgente ir ao dentista? Alguma coisa grave? Ou posso esperar e ir só no sábado, porque lá onde tenho casa de férias tenho dentista e o meu cá onde moro está em férias e tudo e nem sei se há vaga…

    Obrigado por toda a ajuda que tem dado a todos.

    Cumprimentos

    1. Bruno, dor espontânea nunca é bom sinal. O ideal seria procurar um dentista antes de viajar, até pra que esse dente não incomode e atrapalhe as suas férias. Mas também não dá pra afirmar que, se você esperar até sábado, vai ter problemas (até porque hoje já é quinta). Enfim… se você acha que dá pra arriscar… 😉

  70. Olá doutora, novamente. Devo dizer que tem dado uma ajuda excepcional para me acalmar, já que sou uma TREMENDA paranóica no que diz respeito a doenças ou tudo o que possa afetar a minha saúde. Sou aquela menina que tem um dente com uma restauração provisória num dente que estava extremamente cariado, medicada com antibiótico e anti-inflamatório e que, possivelmente, vai precisar de desvitalização. Ora, o que se passa é que o médico disse que logo que sentisse muita dor ir a correr para o consultório com qualquer médico fazer a desvitalização… mas, o problema é que não me falou nada sobre manchas no dente… e como eu sou muito paranoica olho sempre para o dente todos os dias e agora reparei (é o meu primeiro pré-molar que surgiram na parte da frente do dente umas manchas que parecem “nodoas negras”, e não sei se essa é umas das razões para ir a correr para o médico?

    Será que me pode esclarecer o que são estas manchas?

    Obrigado pela sua ajuda.

    1. Inês, alteração na cor de um dente (escurecimento) pode ser sinal de necrose pulpar (“morte” do nervo do dente). Mas não tenho como afirmar que se trata disso, só examinando pra dizer ao certo. Se for o caso, será preciso tratar o canal.

  71. Dra. aos 36 anos fui a primeira vez a uma dentista indicada por um amigo por estar com sangramento na gengiva. Meus dentes eram naturais e nunca senti nada! Na primeira consulta, a mesma me disse que eu estava com 14 caries que precisavam de tratamento e por isso o sangramento em minha gengiva, que era somente de um lado! Terminei permitindo fazer 14 restaurações pois só após tê-las feito, fui me informar e tratava-se de gengivite e placa bacteriana em virtude de nunca ter visitado o dentista. Hj tenho 38 anos e me arrependo pois entendo que ela estragou meus dentes pois fui em outro profissional e o mesmo me informou que minhas caries, se haviam, eram tão rasas que não precisavam de tantas restaurações. Enfim, caries na minha idade há necessidade de restauração já que progridem bem menos após os 30? Devo me sentir tão mal por sempre ter tido dentes naturais e agora ter 14 com obturação?

    1. Marcelo, não sei dizer se você tinha, realmente, 14 cáries. Mas, pelo seu relato, também não tenho motivo pra duvidar. Sangramento gengival realmente é um sinal clássico de gengivite, mas isso não quer dizer que os dentes que você restaurou não tivessem cáries. Cáries, sendo rasas ou sendo profundas, na sua idade ou em pessoas mais novas / mais velhas, precisam de restauração sim! Seus dentes não estão estragados, pelo contrário… eles são totalmente funcionais. Entendo a sua “tristeza” por agora ter restaurações, mas se elas eram necessárias, tinha que ser assim. Não se sinta mal, não há razão pra isso.

  72. Amei seu artigo, muito informativo e divertido, fui ao dentista hoje e descobri que estava com tres caries em estagio inicial, faceis de tratar pelo que ela disse, e espero que seja mesmo, esse texto me estimulou mais a cuidar da minha higiene bucal, portanto obrigado ^^.

  73. Olá, meu nome é Luiza tenho 16 anos e estou com alguns problemas. Tive duas cáries nos pré molares direitos (os dois) um eu fiz obturação, o outro o dentista deixou aberto e desde então eu não fui mais (faz um ano e meio) e duas semanas pra cá comecei com umas bolinhas brancas atras de onde está nascendo o siso e parece que as ‘bolinhas’ estão aumentando e começou no lado esquerdo da boca também. Pode ser alguma infecção causada pelo dente que não sofreu obturação? Eu fui em um médico e ele disse que era placa na garganta e passou antibiótico (a garganta estava doendo) mais as bolinhas brancas não sumiram da boca e hoje comecei com uma dor no pescoço do lado direito onde está o dente que não foi tampado, o que pode ser isso?
    Obrigada!

    1. Luiza, até pode. Mas me parece que tem mais a ver com a garganta, mesmo. De qualquer forma, não é nada bom deixar esse dente aberto. Procure um dentista nem que seja pra limpar e fazer um curativo. Isso já protege você, pelo menos temporariamente, de uma infecção.

  74. Fui ao dentista e ele examinou minha boca, e fez restauraçoes em 2 dentes, mas existem 2 dentes da frente que estão com uma manchinha marrom e quando eu passo o palito eles estão com uma pequena profundidade bem pouco mesmo, mas ele examinou e não falou nada sobre eles, e tem outros dois de tras, que estão cheio que pontinhos pretos e marrom, e tambem não precisou restaurar, uso aparelho, e agora? Eu tenho certeza que é carie 🙁 porque não sai e tem uma leve profundidade, bem pouco msm.

    1. Paula, eu acho que se o seu dentista viu e não se preocupou a respeito, não deve ser cárie. Nem toda mancha ou depressão nos dente é cárie. Mas, se você tem dúvidas, chame a atenção dele para as manchas e peça que ele reavalie.

  75. Dra. Eu adoro esse site. Bom, eu tenho aparelho mas estou ha muito tempo sem ir ao dentista por conta de problemas. Tenho 16 anos, e estou com minhas primeiras 2 cáries. Estou preocupada pois um dente esta com um mancha preta com um buraquinho, e o outro, está tipo que aberto, mas nao sinto dor, só quando como algo muito doce e nao retiro direito. Me ajuda? Estou com medo de ir ao dentista!

    1. Larissa, se você tem 16 anos e só agora “experimentou” suas primeiras cáries, é porque a sua higienização deve ser muito boa… parabéns. Dessa forma, creio que essas cáries, pela sua descrição, não devem ser muito grandes… então seria apenas necessário removê-las e restaurar os dentes. Não há motivo nenhum pra ter medo! Confie no seu dentista, ele está lá pra te ajudar.

  76. Oi de novo. Algumas perguntas:

    Uma cárie “pequena por fora e grande por dentro” provoca dor?

    Uma pequena mancha preta nos sulcos de um dente significa cárie?

  77. Olha doutora, obrigado muito muito mesmo de coração ! Fiquei mais tranquilo, você é demais, parabéns pelo site, sempre tiro minhas duvidas aqui =D

  78. Oi doutora, antes de mais nada quero dizer que respeito seu trabalho pois é SUPER complexo e dificil, parabéns por entender! Eu tenho 13 anos e meu dente ta com uma pontinha marrom, isso me deixa extremamente preocupado pois, tenho medo de canal, quero saber se é carie? Quero saber se eu escovar diariamente pode “pausar” o agravamento da carie caso seja realmente uma carie, quero saber tambem o que é canal dentário, minha prima fez um desse ai e o dente dela ficou com uma superfice reta sem as partes do lado do dente, sem a “moldura” do dente como o real, não entendo, obrigado e mais uma vez parabens.

    1. Shura, obrigada pelo reconhecimento. Fiquei muito feliz, de verdade. 🙂
      Nem sempre uma mancha no dente é cárie. Pode ser simplesmente uma mancha ou pode ser uma cárie que remineralizou (regrediu). Pra saber, só examinando você. Sendo uma cárie, se ela for superficial é possível sim “pausá-la” e até fazê-la regredir… o flúor da pasta de dente serve exatamente pra isso: prevenir e fazer regredir cáries em estágio inicial. Sobre o tratamento de canal, você pode entendê-lo aqui: https://medodedentista.com.br/2010/10/cqdm-03-o-tratamento-de-canal.html . O tratamento de canal, por ser algo feito na parte de dentro do dente, não costuma modificar a sua superfície externa. O que faria isso seria uma cárie ou uma fratura.

  79. Dr(a), meus dentes estão muito cariados, tanto os os de cima quanto os de baixo, ainda tenho dois buraquinhos em dois dentes. Qual procedimento devo fazer?
    Pois não quero arrancar meu dentes.

    1. Brendo, a primeira coisa que você dede fazer é procurar um dentista pra avaliar. Só assim é possível saber a extensão dos danos e, portanto, o tipo de tratamento. Mas fique tranquilo, quando o problema se limita à cárie, geralmente o tratamento é removê-la e restaurar o dente. Não deve ser caso para extração.

  80. Tenho pontinhos pretos em alguns dentes e a minha dentista me disse que se nao regredirem talvez seja preciso abrir esses dentes. O que sera que ela quis dizer? Abrir como? Sera que esses pontinhos vao virar caries? Sei que devia ter perguntado isso a ela tambem, mas nao consegui.

    1. Talvez sejam cáries em estágio muito inicial ou sulcos escurecidos que a sua dentista acredita que podem levar você a ter cáries “escondidas” (pois os resíduos alimentares entram nesses sulcos e é muito difícil de remover na escovação). Aí o dente parece normal por fora e pode ter cáries grandes por dentro.

  81. Olá Ana, vim parar no seu blog e tenho uma grande dúvida: eu escovo meus dentes depois de comer qualquer coisa, passo fio dental e enxaguante bucal todos os dias à noite, e mesmo assim, pelo menos uma vez a cada 2 meses tenho uma cárie. O que eu faço? Já falei com a minha dentista e ela disse que talvez eu tenha uma predisposição….mas então tipo é isso? Não tem jeito? Socorooooooooo
    Obrigada!

    1. Izabel, pode ser que você tenha uma predisposição sim. Recentes pesquisas apontam a existência do Gene da Cárie, que traria, ao seu portador, maior chance de desenvolver a doença. Mas mesmo possuindo o gene, quem mantém uma higiene bucal adequada consegue driblar o problema. Será que você não está errando na técnica de escovação? Ou mantendo uma dieta muito cariogênica (rica em açúcares)? Precisamos avaliar melhor o seu caso em específico pra tentar identificar o motivo!

  82. >Aquela do dentista fazendo buracão onde tinha buraquinho me lembrou da "calda de andorinha" (?) (EXTENSÃO PREVENTIVA) na odontologia dos anos de mil novecentos e CeliaRegina… Pra quem não sabe, era o preparo para amalgama, em molares, que abrangia todos os sulcos porque diziam: Se vc teve cárie aqui, vai ter ali 🙁
    Que bom que este tempo passou.
    Parabéns Ana, e é exatamente assim que eu explico só que falo em xixi. Parece menos nojento rsrsrs
    Sei que é radical, mas tenho uma máxima: "Cárie é a única doença completamente evitável".

  83. >Tecido amolecido pelo coco da bactéria foi ótimo!! Eu sempre explicava pras crianças que era o xixi delas… e elas já achavam nojento!!

    Mto bom o post!!! Parabééns!

  84. >Fabrício… porraaaaaada! 😀

    Tio, ainda bem que as coisas estão mudando, né!? Obrigada pela presença, sempre. 🙂

    Kellen… porraaaaaada! 😀

    Anna, valeu pela visita. Espero que volte sempre! Você entendeu exatamente a proposta do blog: simplificar a Odontologia para o público leigo… e, se possível, fazer os colegas darem risada. 😛 Abração!

  85. >Visitei o seu blog hoje, pela 1ª vez!
    Sou estudante de Odontologia, estou no último ano.
    Realmente você tem o dom de ser "blogueira" e, além do mais, sabe "traduzir" o conhecimento científico de maneira simples e com linguagem adequada ao público em geral!

    Parabéns! =)

  86. >No início, os dentes de leite. Eles ficam por um tempo, amolecem, caem e dão lugar aos permanentes. Eles ficam cariados, são extraídos um a um e dão lugar à protese parcial e, depois, à prótese total. FIM! Já pensou se ainda vivêssemos essa realidade?!?!?

    Vale a pena entrar nessa guerra. Basta a escova e o fio dental como armas. E disposição para lutar diariamente. Mas a vitória é certa!

    Parabéns pelo post, Ana!

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista