Você Tem o Gene da Cárie?

Uma recente pesquisa indica que a cárie pode ter um fator genético associado à sua prevalência. A cirurgiã-dentista de Curitiba-PR, Dra. Renata Werneck, desenvolveu um estudo sobre o assunto em Santo Antônio da Prata, uma comunidade isolada no estado do Pará, distante cerca de 100 km de Belém.

Olha ali o gene da cárie!

Todos os habitantes do local bebem a mesma água, comem o mesmo tipo de comida e vão ao mesmo dentista. Levando em conta essas condições, não surpreenderia se a ocorrência de cárie entre eles obedecesse um padrão. Mas não é isso que acontece. Em algumas famílias, a incidência de cáries chega a ser 10 vezes maior do que em outras. Aí a “luzinha” acendeu: será que não haveria o fator genético envolvido?

E isso se comprovou.

A ideia agora é entender como o gene da cárie se comporta e de que forma ele age. Seria interferindo na estrutura dental? Seria alterando a composição da saliva?

E qual é a vantagem de “conhecer o inimigo”? Com posse dessas informações, num futuro não muito distante, será possível oferecer tratamento mais específico àqueles indivíduos portadores o gene carioso.

Assistam a reportagem completa no vídeo abaixo:


Ou assista aqui: http://dente.me/dTWu2L

“Ah… então a culpa de eu ter cáries é da genética!” Certo? Errado. Pra mim, a principal frase da reportagem é do Professor Marcelo Mira: “O bom da cárie é que dá pra você prevenir… ninguém que nasce predisposto a ter cárie está condenado a ter cárie…

Ou seja… cárie não é uma doença inevitável. Dá pra prevenir, sendo você pobre ou rico, sortudo ou azarado. E a receita da prevenção foi dada com muita simplicidade e propriedade pela Sra. Maria Nilse Reis, no início do vídeo: mais escova e fio dental, menos açúcar. Então, chega de botar a culpa nos outros… e mãos à obra! 🙂

Fonte: Paraná TV

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: CuriosidadesGenéticaHigiene Bucal

Marcadores:

Um comentário

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista